clique para fechar
clique para fechar


As comentadas

Colunistas
Ver Mais...

VOZ DA BAHIA


Frase da Semana

Solte a Voz!

Desabafe, reclame, denuncie...

Concursos

Saiba mais AQUI


Seja um Repórter!

Envie-nos sua notícia



Boa noite , Quinta-feira, 25/08/2016








Enquete



Reflita

30
Mai
SAJ: O que era bom ficou melhor, além de 100% MDF agora os módulos são 100% editáveis na Kazeart Planejados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:00h

Kazeart - Em frente ao Shopping Itaguari em Santo Antônio de Jesus / BA

Um comentário
30
Mai
Uma casa Bela é com a Bella Casa em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:54h

4 comentários
30
Mai
Lançamento da coleção primavera verão da Carmen Steffens em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:36h

Lançamento da coleção primavera verão da Carmen Steffens em paeceria com: Dinná Home & Decor, Ró Oliveira, Maybelline New York, e Dryclean (lavanderia)

Desfilou para a coleção:  Bia Casagrande, Gabriela, Malu e Micaelle

Comente agora
30
Mai
Viaje com a CVC e parcele em até 10x sem juros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:33h

Um comentário
30
Mai
Publicidade Famam
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:28h

3 comentários
29
Mai
Codical, sempre perto de você
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:27h

Comente agora
28
Mai
Publicidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:21h

Comente agora
28
Mai
Reconflex o colchão que vale ouro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:15h

 

Um comentário
26
Mai
O prazer de Coca-cola com Stevia e 50% menos açúcares, sinta o sabor!
Postado por: Publicidade / 20:08h

Um comentário
26
Mai
Publicidade Mapron
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:06h

Comente agora
26
Mai
Marília Mendonça dia 04 de setembro no Villa Music em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:05h

Comente agora
26
Mai
Sempre tem uma Dix que combina com você!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:02h

Comente agora
25
Ago
A Palavra do dia: Reflita!
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 01:38h
"Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” (1 Pedro 3:10-12)
"A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata." (Provérbios 25:11). Pedro, o autor da leitura bíblica de hoje, leva-nos à reflexão de que nossas palavras revelam quem somos. No momento de ira é que nós mesmos passamos a nos conhecer. No momento de tensão, as emoções ecoam e exige-se mais do domínio próprio do que podemos imaginar. As palavras proferidas podem edificar ferir e até mesmo destruir uma pessoa e uma relação de forma definitiva. Muitas vezes, durante uma discussão, o ser humano procura a sua satisfação pessoal e não a do próximo. Procura se defender, e não buscar a paz na relação. Por isso faz-se necessário medir as palavras antes de proferi-las, buscando temperança e equilíbrio, medindo também as possíveis consequências delas. Controlar o que se fala é uma disciplina a ser trabalhada diariamente. Parece incômodo nos policiarmos diariamente com relação às nossas palavras, mas esta ação resultará em crescimento pessoal e, principalmente, espiritual. Em Lucas 6.45, as Escrituras Sagradas nos dizem que a boca fala do que o coração está cheio. O coração cheio de rancor é vazio de amor, portanto vazio de Deus, porque Deus é amor. Um coração cheio de amor escolhe as palavras para não ferir o próximo e, se necessário, muda seu vocabulário em busca de uma relação interpessoal serena e sadia. Vale lembrar que daremos conta de toda palavra proferida (Mateus 12.36). Se você passa por algum problema de relacionamento interpessoal, seja no trabalho, em casa ou onde quer que você esteja neste momento, ore a Deus pedindo que Ele mude você e não os outros. Tome a iniciativa de mudança mesmo que você julgue estar certo e verá como você ganhará tranquilidade e paz interior. Domine sua língua e não deixe que ela domine você. 
Tenha um excelente dia!
Comente agora
25
Ago
Capital: Lei de proibição da Uber entra em pauta da OAB-BA; entidade decidirá se será contra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:21h

A Lei 9.066, que proíbe transportes da mesma natureza da empresa Uber entrará na pauta do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) nesta sexta-feira (26). O Conselho deverá decidir se irá entrar ou não na Justiça questionando a constitucionalidade da lei, que foi aprovado pela Câmara Municipal de Salvador em abril e sancionado pelo prefeito ACM Neto em junho. O documento do projeto já foi entregue ao presidente da entidade, Luiz Viana.

Comente agora
25
Ago
Casal morre no mesmo dia após vida consagrada ao evangelho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:15h

Um militar aposentado pela guerra que, posteriormente se tornou bombeiro e uma assistente de hospital infantil. Duas pessoas que viveram para ajudar seus semelhantes baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo. Esse fato ocorreu durante os últimos 63 anos em Dakota do Sul – EUA. De acordo com a CNN, Henry e Jeanette De Lange eram cristãos ativos da Igreja Evangélica Reformada de Platte e durante muito tempo viveram uma vida de suporte ao próximo. O fato que chamou a atenção com relação ao casal foi o falecimento quase que simultâneo. Os idosos estavam muito doentes, Henry tinha câncer de próstata e Jeanette Alzheimer’s e já recebiam cuidados do Centro Médico de Plantte de maneira integral. O quadro clínico dos dois piorou bastante e a família foi chamada para estar presente durante a morte inevitável. Os filhos do casal fizeram leituras bíblicas enquanto seus pais davam os últimos suspiros. Jeanette partiu primeiro. Exatamente as 5h10 da tarde do dia 31 de Julho ela já não respirava mais. Quando Henry foi informado, também faleceu. “Ela faleceu com extrema paz. Incrivelmente em paz”, disse o filho dela Lee. Outro filho do casal, Keith, foi responsável por dar a notícia do falecimento de Jeanette ao pai. “Mamãe partiu para o paraíso. Você não precisa lutar mais, você pode ir também se quiser”, disse ele. “Nós consideramos isso como uma ato providencial de Deus. A gente não ora para que isso aconteça porque pode parecer mal, mas não poderíamos ter tido algo mais lindo” comentou Lee. Os filhos do casal comentaram que seus pais viveram uma vida intensa para Cristo, desejando sempre compartilhar o seu amor com os outros. Segundo eles até mesmo a morte quase simultânea dos dois era um exemplo de que Deus estava presente em todos os momentos.

Comente agora
25
Ago
Hope Solo é suspensa por seis meses após chamar suecas de "covardes"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:19h

Hope Solo recebeu suspensão de seis meses da seleção de futebol americana por conta de comentários feitos pela goleira após a partida contra a Suécia, válida pela semifinal da Olimpíada deste ano. A jogadora havia chamado as jogadoras adversárias de "bando de covardes", por conta de seu estilo de jogo defensivo, depois da derrota nos pênaltis. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, o presidente da U.S. Soccer, Sunil Gulati, explicou a decisão.- Os comentários feitos por Hope Sole após a partida contra a Suécia durante a Olimpíada deste ano são inaceitáveis e vão de encontro com o padrão de conduta que requirimos de nossas jogadoras de seleção. Além da arena atlética, além dos resultados, as Olimpíadas celebram e representam os ideais de jogo limpo e respeito. Nós esperamos que todos os nossos representantes honrem esses princípios, sem exceções. A goleira respondeu à suspensão se desculpando. Segundo ela, a medida pode ser boa para "aliviar o estresse" dos últimos meses. - Eu me desculpo por desapontar minhas companheiras de equipe, técnicos e a federação, que sempre me apoiaram. Eu acho que o melhor para mim é dar um tempo, aliviar o estresse dos últimos meses e voltaram mental e fisicamente pronta para contribuir positivamente ao time - escreveu. A suspensão é válida apenas para a seleção dos EUA. A goleira, que defende o Seattle Reign FC, pode continuar atuando pelo clube, mas fica inelegível para convocações até janeiro de 2017. Hope já havia sido suspensa em 2015, por 30 dias, sob alegação de mau comportamento. Na época, entretanto, não houve explicação para a punição. - Levando em consideração os incidentes passados envolvendo Hope, assim como as conversas privadas que tivemos com ela sobre melhorar sua conduta para se enquadrar como membra do time americano, a US Soccer determina que essa seja a medida apropriada - disse Gulati.

Comente agora
25
Ago
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:13h
Comente agora
24
Ago
Chegou em S. A. de Jesus Laranjita, o suco 100% natural
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:52h

Um comentário
24
Ago
Astronauta quebra recorde americano ao passar 521 dias no espaço
Postado por: Anacley Souza / 23:42h

O astronauta Jeffrey Williams estabeleceu um novo recorde norte-americano para maior tempo no espaço ao marcar 521 dias em órbita, nesta quarta-feira. Williams, que é comandante da Estação Espacial Internacional, superou o recorde de Scott Kelly, que ficou 520 dias no espaço e voltou para a Terra em março. Quando Williams voltar para a Terra, em duas semanas, ele terá passado 534 dias no espaço pela Nasa. Mas seu recorde não durará muito, uma vez que a veterana da Estação Espacial, Peggy Whitson, superará a marca após voar em novembro para uma missão de seis meses. Ela já está há 377 dias no espaço, um recorde para uma mulher. (AFP)

Comente agora
24
Ago
Saúde anuncia economia de R$ 384 milhões; verba vai custear UPAs e medicamentos
Postado por: Anacley Souza / 23:29h

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) uma economia de R$ 384,3 milhões por meio da revisão de contratos, cargos, projetos, compra de medicamentos e insumos estratégicos. O montante economizado, segundo a pasta, será utilizado para custear 99 unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e para a aquisição de 7,4 milhões de medicamentos. Entre as medidas adotadas pelo ministério estão: a extinção de 417 cargos; a redução média de 33% em despesas de serviços gerais, sem prejuízo das atividades; a redução média de 20% dos valores contratados com todas as empresas de tecnologia, sem alteração do escopo; e a redução de até 39% dos valores na aquisição de medicamentos e insumos estratégicos, sem perda em cobertura. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, considerando todas as ações de gestão realizadas pela pasta, a eficiência total foi de R$ 857,1 milhões. Além dos R$ 384,3 milhões economizados em contratos, houve ainda, de acordo com Barros, contenção do reajuste inflacionário no valor de R$ 447,8 milhões e de R$ 25 milhões em convênios para a compra de aceleradores lineares utilizados na radioterapia. “Conseguimos resultados muito significativos dentro do contexto da eficiência, que é meu discurso desde que cheguei no ministério”, disse Barros. “Estamos fazendo mais com os mesmos recursos que temos. É um momento de eficiência na gestão de R$ 857 milhões em 100 dias”, completou, ao se referir ao período em que está à frente da pasta.

Medicamentos: A negociação junto à indústria farmacêutica, de acordo com o ministério, levou a uma economia de R$ 222 milhões na aquisição de medicamentos.

Comente agora
24
Ago
Faça sua festa na JE. Eventos especializado em comida Japonesa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:25h

Comente agora
24
Ago
Buscas por sobreviventes continuam após terremoto na Itália
Postado por: Anacley Souza / 23:17h

As buscas por sobreviventes depois do terremoto que atingiu o centro da Itália na quarta (24) não tem previsão de interrupção durante a madrugada, segundo as autoridades. Escavadeiras estão sendo usadas nos maiores desmoronamentos, mas em diversos pontos bombeiros e socorristas usam as próprias mãos para retirar escombros e tentar alcançar vítimas. "Infelizmente, 90% das pessoas que retiramos estão mortas, mas algumas conseguem escapar e é por isso que continuaremos aqui", disse à agência AP Christian Bianchetti, um voluntário que ajuda nos resgates em Amatrice, uma das cidades mais afetadas. Vinte e quatro horas após o primeiro abalo, o número oficial de mortos era de 159, mas a Defesa Civil admite que ele deve ser ampliado, já que ainda há centenas de desaparecidos. O jornal "Corriere della Sera" afirma que existem ainda quase 300 feridos. O Itamaraty informou que não há registro de brasileiros entre as vítimas. O primeiro tremor, de magnitude 6,2, aconteceu às 3h36 (22h36 em Brasília) e o impacto foi maior perto de Perugia, região localizada a menos de 200 km de Roma, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), organismo que registra os tremores em todo mundo. Na cidade de Accumoli, cerca de 150 sobreviventes passaram a primeira noite após o terremoto em um abrigo improvisado em um parque público, onde voluntários também estavam recebendo doações. O município fica no alto de uma colina e sofreu graves danos, com o desabamento de várias casas e rachaduras nas ruas. Sem luz, os moradores também foram obrigados a enfrentar baixas temperaturas durante a madrugada. Também em Amatrice muitas pessoas passaram a noite ao ar livre depois de perderem suas casas. (Globo)

Comente agora
24
Ago
Fies e Prouni bancam um terço das matrículas em particulares
Postado por: Anacley Souza / 22:59h

Em média, 30% dos estudantes da rede particular superior de ensino fazem parte de programas de financiamento estudantil do governo federal. O dado é de um levantamento inédito do IDados, órgão de pesquisa educacional do Instituto Alfa e Beto, que mapeou a participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade Para Todos (Prouni). Segundo a análise, os programas são ferramentas importantes para inserir pessoas de baixa renda no ensino superior. O estudo, feito com informações do Ministério da Educação (MEC) entre 2009 e 2014, mostra que o Acre é o estado que lidera o ranking de estudantes que fazem parte dos programas, com 74%. Os estados com menor número de adesões são o Paraná, com 14%, e o Amazonas, com 13%. A análise revela ainda que houve um aumento no número de beneficiados pelo Fies e Prouni, de 116 000 para 681 000 alunos novos, entre 2009 e 2014. O Fies, que dá oportunidade para o estudante financiar a mensalidade, ou parte dela, com juros de 6,5%, é o preferido dos estudantes – 22% recebem o financiamento. Já o Prouni, que oferece bolsas parciais ou integrais universidades particulares, é utilizado por 7% dos alunos. O levantamento revela que o Fies teve um crescimento a partir de 2010, quando uma série de ações do governo federal promoveu a adesão ao programa. Os juros foram reduzidos abaixo da inflação – de 6,5% para 3,5% – e os participantes passaram a firmar contratos com as instituições ao longo do ano e não em um período específico (como ocorre atualmente). Com isso, os ingressantes passaram de 2% em 2010 para 29%, em 2014. Já em 2015, com as propostas de ajuste fiscal do governo, o MEC reduziu o número de contratos ofertados, começou a exigir notas mínimas no Enem, estabeleceu limite de renda de até 2,5 salários mínimos e retomou a taxa de juros para 6,5%.

Comente agora
24
Ago
Boa noite com as dicas dos colchões Reconflex:
Postado por: Anacley Souza / 22:43h

A primeira é inerente à prática de esportes – a capacitação aeróbica. A segunda vantagem está mais ligada à mente do que ao físico: é o raciocínio rápido. A prática desse esporte exige que o skatista tome decisões em segundos, a fim de realizar manobras mais perfeitas de acordo com o impulso e as condições de cada participação. #Pratique#Skate #Esporte

Comente agora
24
Ago
Ibama aplica nova multa à Samarco no valor de R$ 1 milhão
Postado por: Anacley Souza / 22:41h

A mineradora Samarco foi multada em mais 1 milhão de reais pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o auto de infração do Ibama, a multa foi decorrente da omissão no Plano de Monitoramento e Qualidade do Ar da empresa de informações sobre a existência de um depósito temporário de rejeitos em Barra Longa (MG). Desde o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em novembro do ano passado, a Samarco já recebeu sete multas, totalizando 292,8 milhões de reais. A última multa é do dia 20 de agosto. De acordo com o auto de infração, a empresa, quando questionada pelo Ibama sobre medidas eficazes na contenção e dispersão de rejeitos na localidade, teria afirmado oficialmente não ter áreas na região da cidade de Barra Longa classificada como depósito temporário. No entanto, segundo o Ibama, existem 35 mil metros cúbicos de rejeitos depositados no Parque de Exposição. A Samarco confirmou o recebimento do auto de infração e disse que analisa as medidas que serão adotadas. Por meio de nota, a empresa esclareceu que a “deposição de material no parque de exposições de Barra Longa foi uma das soluções encontradas, em novembro do ano passado, para restabelecimento dos acessos urbanos e limpeza da cidade”. Ainda segundo a Samarco, a solução foi utilizada até que fosse identificada uma área para deposição definitiva, já autorizada pelos órgãos ambientais e que, atualmente, já é utilizada. “A utilização do parque de exposições foi autorizada pela Prefeitura de Barra Longa e era de conhecimento dos órgãos ambientais que, inclusive, já vistoriaram o local”, diz a Samarco em nota. De acordo com a empresa, tem sido realizado o controle para que o local gere o mínimo de impacto para a comunidade e para o meio ambiente e já foi concluído um projeto inicial para a construção de uma nova infraestrutura no parque de exposições com reconstrução do campo de futebol e demais estruturas. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
24
Ago
Papa Francisco abençoa paratletas brasileiros que competirão nos Jogos do Rio
Postado por: Anacley Souza / 22:24h

O papa Francisco recebeu nesta quarta-feira (24) uma delegação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na Praça de São Pedro, em Roma. Estiveram presentes representando os atletas brasileiros Sergio Froes, do hipismo, e Jovane Guissone, campeão paralímpico da espada na esgrima em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos de Londres. O vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, e o diretor de relações institucionais da entidade, Luiz Garcia, também participaram do encontro. O papa deu a benção aos atletas e desejou sorte nos Jogos Paralímpicos do Rio, que serão disputados entre os dias 7 e 18 de setembro. Ele ganhou de presente um agasalho da equipe brasileira do esgrimista Jovane Guissone. Na audiência geral aos fiéis na Praça de São Pedro, o santo padre também fez uma saudação especial aos atletas e aos membros dos CPB, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e do Comitê Paralímpico Italiano que se preparam para o Rio-2016. "Na hora em que eu vi que o Papa estava vindo na nossa direção, eu nem acreditei. Foi algo inesquecível, um momento muito especial. Ele me abençoou, abençoou meus pertences e nos desejou sorte e muita energia positiva nos Jogos Paralímpicos. Ele também nos pediu que rezássemos pelas vítimas do terremoto na Itália", disse Jovane Guissone, se referindo ao grande tremor que causou estragos e provocou vários mortes nesta quarta-feira em solo italiano. Para Sergio Froes, o encontro dará ainda mais motivação na reta final de preparação para a competição no Rio.

Comente agora
24
Ago
Cadeira fixa com até 20% de desconto na INFORMAK em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:19h

Comente agora
24
Ago
Almadina: TCM multa prefeita por gastos irrazoáveis na realização de festas
Postado por: Anacley Souza / 22:11h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou a prefeita de Almadina, Litoral Sul, Alba Gleide Moura de Góes Pinto, em R$7 mil pela irrazoabilidade dos gastos realizados com as festividades de Emancipação Política da Cidade e Festa de São Pedro em 2013. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, considerou que houve violação aos princípios da razoabilidade e economicidade, quando a prefeita destinou R$315.982,28 para a realização das festas. Vita ressaltou que a quantia poderia ter sido melhor aplicada em ações que visassem a melhoria das condições de vida da população. Ainda cabe recurso da decisão.

Comente agora
24
Ago
Senado aprova reajuste salarial para defensores públicos da União
Postado por: Anacley Souza / 22:03h

O Senador Federal aprovou nesta quarta-feira (24) um reajuste salarial escalonado para os defensores públicos da União. A medida representa um revés para o Palácio do Planalto, que é contrário ao aumento por conta do impacto nas contas públicas. A aprovação do texto foi simbólica, sem a contagem de votos. A matéria já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e, por isso, vai à sanção presidencial. Segundo o projeto, o vencimento do defensor-geral da União – que serve de referência para os salários dos demais integrantes da carreira – será corrigido para R$ 31.557,21 retroativo a 1º de julho. Até o início de 2018, o contracheque do chefe da Defensoria Pública subirá para R$ 33.763. Os subsídios dos defensores serão reajustados com um escalonamento de 5% entre as categorias, considerando-se o cargo de defensor-geral como topo da carreira. A aprovação se dá dias após o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso, defender que era preciso "segurar um pouco" os reajustes para servidores públicos federais. Ao longo dos três meses em que Michel Temer está no comando do Planalto, o Legislativo aprovou reajustes a algumas categorias de servidores. Líder do governo no Senado, Aloizio Nunes Ferreira (PSDB-SP) criticou o reajuste aos defensores da União, que pleiteavam salários equivalentes ao que o Ministério Público da União já ganha hoje. Para ele, a equiparação entre as carreiras é “arcaica” e “atrasada”.

Comente agora
24
Ago
IAM - Instituto de Assistência à Mulher em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:57h

Conforto, modernidade e atendimento humanizado andam juntos no IAM. Aqui, você encontra a mais alta tecnologia à serviço da vida. IAM - Instituto de Assistência à Mulher, na Urmec. Médico responsável, Dr. Christian Ferraz. IAM, porque toda mulher é uma joia rara.

Endereço: Rua Armando Tavares, 134, Centro

☎: (75) 3311-3788/75.3311-3771/73.3311-3772/75.3311-3773

Santo Antônio de Jesus

Conheça as nossas instalações:

Comente agora
24
Ago
Falha em sistema da Receita trava aberturas e fechamentos de empresas
Postado por: Anacley Souza / 21:50h

Problemas causados após uma atualização de sistema da Receita Federal vem dificultando a abertura e o fechamento de empresas por todo o Brasil desde a semana passada. PUB A falha vem ocorrendo no site Coleta Web Cnpj, porta de entrada para a emissão de documentos que devem ser encaminhados para juntas comerciais para a realização de operações do tipo. Segundo associações e contadores ouvidos pela reportagem, a página não vem abrindo corretamente desde 15 de agosto.Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), diz que a entidade recebeu mais de 300 reclamações desde a semana passada. "O mercado contábil todo que faz esses serviços para seus clientes está em um sufoco danado. Os profissionais estão sendo acusados de incompetência por não conseguir realizar o serviço para seus clientes", diz. Luciane Vito, sócia do escritório de contabilidade Omnia Consult, diz que sua empresa está com dez processos que dependem do sistema atrasados devido aos problemas. Além disso, a companhia também deixou de atender novos clientes para não frustrar expectativas.Ela conta ter retomado o trabalho nesta quarta-feira (24), quando conseguiu acessar parte do sistema. Porém não é possível usar assinaturas digitais no processo. Com isso, o trabalho está lento, pois o trâmite dos documentos está dependendo de reconhecimento de firma em cartório. A atualização do sistema faz parte da implantação da RedeSim, que permitirá a abertura e o fechamento rápido de empresas, a partir da integração de diversos órgãos envolvidos no processo, como Receita Federal, juntas comerciais e municípios, explica Valdir Pietrobon, diretor político-parlamentar da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis). Ele estima que, só no Estado do Paraná, cerca de 2.000 empresas tenham sido afetadas pelos problemas.Pietrobon diz que parte do sistema voltou a funcionar, porém com lentidão e instabilidade.

Comente agora
24
Ago
Único apostador fatura 2º maior prêmio do ano na Mega-Sena
Postado por: Anacley Souza / 21:44h

O sorteio do concurso 1850 da Mega-Sena, ocorrido na noite desta quarta-feira, em Ipu, no Ceará, teve um "sortudo (a)" acertador das seis dezenas. Uma única aposta feita no Rio de Janeiro encerrou uma longa série acumulada e embolsou R$ 58.632.725,66, o que representa o segundo maior prêmio da Mega-Sena no ano. As dezenas sorteadas foram: 23 - 24 - 32 - 38 - 40 - 41 Antes dos quase R$ 60 milhões de hoje, apenas um sorteio de abril superou esse valor. Foi quando uma aposta de Carimbó (PE) fez a sena e garantiu a bolada de R$ 92,3 milhões. O prêmio atual estava acumulado desde 3 de agosto, quando um jogo de Lagarto (SE) levou R$ 2,5 milhões. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, a aposta vencedora do Rio de Janeiro se investida em poupança, renderia ao menos R$ 404 mil. O prêmio também seria suficiente para comprar 116 imóveis de R$ 500 mil. Ou, então, adquirir 386 carros de luxo, no valor de R$ 150 mil cada. A Caixa Econômica Federal informou também que 81 apostas acertaram cinco números e levaram com isso R$ 48.339,16 cada uma. Já a quadra pagou R$ 942,46 para cada uma das 5.935 pessoas que acertaram 4 dezenas. A arrecadação total atingiu quase R$ 68 milhões. O próximo prêmio, que será sorteado no sábado, pode pagar R$ 2,5 milhões. Quem pretende levar os R$ 2,5 milhões no próximo concurso pode fazer as apostas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio em qualquer lotérica do País. A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do Brasil.

Comente agora
24
Ago
Pensando em conforto e descanso para sua família a Rede Real de Hotéis e o Real Classic Hotel espera por você em Aracaju
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:39h

A Rede Real de Hotéis e o Real Classic Hotel têm as melhores tarifas, os melhores valores de alimentação, e os maiores descontos para sua empresa.

1. Serviços gratuitos:

  • · Uso de internet a cabo e wi-fi
  • · Fitness
  • · Café da manhã a partir de 06:00h
  • · Estacionamento garagem
  • · Acesso internet a cabo nos aptos
  • · Uso de 04 computadores na recepção
  • · Serviço de quarto 24 horas 

2. Nosso horário de entrada e saída:

  • · Check-in: 14h
  • · Check-out: 12h 
3 comentários
24
Ago
Capital e Recôncavo acumulam 60mm de chuva em 24h
Postado por: Anacley Souza / 21:35h

A forte frente fria que avançou até o litoral da Bahia e a intensificação de ventos de sudeste favoreceram a formação de muitas instabilidades no litoral e no Recôncavo Baiano durante a quarta-feira (24). Na cidade de Salvador foram registrados cerca de 60 mm de chuva acumulada apenas em 12 horas (entre 08h e 20h) de acordo com as medições da estação meteorológica automática do INMET. Esta já é maior chuva desde o início de maio na capital e representa quase metade da média climatológica para agosto, que fica em torno de 136 mm. E com a perspectiva de mais chuva nestes próximos dias, muito provavelmente esta marca será ultrapassada. Até a sexta-feira (26/08), são esperados acumulados da ordem de 90 a 100 mm, podendo acarretar em formação de alagamentos na cidade e risco elevado para queda de barreiras, em áreas de encosta. É somente no fim de semana que as nuvens mais pesadas se afastam da região, o sol aparece mais e a chuva se torna mais esparsa e menos volumosa.

Comente agora
24
Ago
Justiça condena ex-gerente de banco por irregulares em operações financeiras
Postado por: Anacley Souza / 21:28h

A Justiça Federal atendeu à denúncia feita pelo MPF/BA (Ministério Público Federal na Bahia) e condenou Gilton Borges Martins, ex-gerente da agência do Banco do Brasil de Coaraci, no sul da Bahia, por crime contra o sistema financeiro. O réu foi acusado de operar, em 1998, o sistema da agência com o objetivo de encobrir suas dívidas pessoais, utilizando recursos do banco de forma fraudulenta. O ex-gerente renovou, por diversas vezes, o limite de seu cheque especial em até R$ 39 mil. Entretanto, o valor de sua renda mensal, em torno de R$ 1.900,00, era incompatível com os sucessivos aumentos. Martins também foi condenado por abrir ilegalmente contas-correntes, contrair empréstimos em nome de terceiros e posteriormente transferir os valores, superiores a R$ 20 mil, para sua conta bancária. O réu foi condenado com base no artigo 4º da Lei nº 7.492/1986, com base nos crimes contra o sistema financeiro nacional. A pena fixada foi de três anos de reclusão e dez dias-multa, cada um equivalente a um salário mínimo vigente ao tempo do fato delituoso, que deve ser corrigido até a data do pagamento.

Comente agora
24
Ago
Um olhar diferenciado na fotografia com Gabriel Marttins; veja vídeo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:25h

O amor te faz olhar o mundo de forma diferente!

E é esse amor que buscamos retratar, puro, verdadeiro, cheio de sentimentos.

O nosso olhar retrata o amor em toda sua essência, exaltando toda felicidade deste momento que é único.

Gabriel Marttins especializado em casamentos.

Veja vídeo abaixo: 

Contatos: 
  • Rua: Gorgônio José de Araújo, 63, 2º andar, Sala 3
  • Santo Antônio de Jesus, BA

(75) 9 8822-8008

Comente agora
24
Ago
Estudante denuncia tentativa de estupro dentro de campus da UFBA
Postado por: Anacley Souza / 21:19h

Uma estudante denunciou uma tentativa de estupro dentro da UFBA (Universidade Federal da Bahia), no campi São Lázaro, na Federação. Segundo a universitária, um homem a empurrou contra a parede e apertou seu pescoço, tentando impedi-la de gritar. A mulher contou que estava andando pela rua Aristídes Novis, indo para o campus, quando percebeu que o homem a seguia. Ela tentou andar mais rápido, até que entrou no estabelecimento. Chegou a cumprimentar o segurança, mas o homem continuou a segui-la. Pouco antes de entrar no pavilhão, ela diz que ele a abordou. — Ele me empurrou na parede (nesse momento acho que meu pé virou, pois meu tornozelo está doendo bastante), começou a apertar meu pescoço e meu rosto dizendo para eu não gritar. [..] Ele mandando eu calar a boca, me xingando e apertando meu pescoço e minha boca no intuito de me fazer calar (a parte de dentro da minha boca está machucada e meu pescoço ficou bem vermelho) ele ia me dar um murro na cara mas o segurança que me ouviu gritar veio na hr (sic). A publicação já tem 1,3 mil curtidas e quase 200 comentários com mensagens de apoio. A vítima ressalta ainda que o homem não quis roubar seu celular ou mochila. Quando o segurança chegou, segundo ela, o homem mentiu dizendo que eles tiveram um relacionamento. "O cara então me empurrou e o segurança perguntou o que tava acontecendo. Ele disse que eu era maluca e nao aceitava o fim do nosso relacionamento e estava agredindo ele. Que ele era morador da comunidade e saiu andando, dizendo isso.

Comente agora
24
Ago
Comitê Paraolímpico comemora venda recorde de ingressos
Postado por: Anacley Souza / 21:11h

A 14 dias do início da Paraolimpíada do Rio, a organização dos Jogos comemora aumento na venda de ingressos para o evento. De acordo com Mizael Conrado, vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, só nesta segunda-feira foram vendidas 133 mil entradas. “A venda de ingressos, depois do fim dos Jogos Olímpicos, aumentou bastante. Ontem (segunda-feira), foram vendidos pelo site do Rio 2016, 133 mil ingressos, maior venda diária do Comitê Organizador via site, considerando Olimpíada e Paraolimpíada”, disse em entrevista à rádio Bradesco Esportes FM. Mizael diz também que o objetivo do Brasil é ficar entre os cinco primeiros no quadro de medalhas dos Jogos, superando o resultado de Londres 2014, quando o país ficou na sétima posição, com 43 medalhas conquistadas, 21 ouros, 14 pratas e oito bronzes. “O Brasil tem ficado muito bem colocado ao longo do ciclo paraolímpico, desde 2012 nos Jogos de Londres, onde já obteve uma boa colocação com o sétimo lugar. A meta estabelecida pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro é do quinto lugar”, completou. O dirigente ainda afirma que a principal esperança de medalhas da delegação brasileira é o nadador Daniel Dias, que em Londres 2012 conquistou seis medalhas de ouro. “Daniel é o cara. Temos a expectativa de que ele possa conquistar sete medalhas de ouro no Rio de Janeiro. Ele tem tido bons resultados a cada dia, tem se preparado muito para esses jogos, então, é sem dúvida o principal destaque da delegação brasileira”, concluiu.

Comente agora
24
Ago
A Farmácia de Cristina está com super promoções em fraldas e outros produtos. Confira!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:08h

Veja abaixo mais promoções:

Comente agora
24
Ago
Colômbia e Farc concluem acordo de paz
Postado por: Anacley Souza / 20:55h

Autoridades de Bogotá e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) concluíram as negociações de paz, após mais de três anos de negociações em Havana, Cuba, informaram fontes ligadas ao governo. Um anúncio oficial deve ser realizado ainda na noite desta quarta-feira, dia 23. "Espero poder dar uma notícia muito importante, histórica, ao país ainda hoje", disse o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, durante um compromisso oficial. O Alto Comissariado da Paz já havia anunciado, por meio de sua conta no Twitter, que o dia da paz "está próximo". Horas antes, o líder das Farc Rodrigo Londoño Echeverri, também conhecido como Timoleón Jiménez, o "Timochenko", disse que o grupo tem "as portas abertas para o importante anúncio do acordo final". Assim que o governo apresente ao Congresso o texto, que aborda cinco pontos, como reforma agrária e participação política, entre outros, será convocado um plebiscito para que os colombianos deem a última palavra sobre o acordo. Santos já havia anunciado que um acordo definitivo seria alcançado em 23 de março deste ano. Desavenças entre o grupo guerrilheiro e representantes de Bogotá impediram que o prazo fosse concretizado, no entanto. Desde que as Farc foram criadas, no começo dos anos 1960, estima-se que o conflito com Bogotá tenha deixado mais de 220 mil mortos, quase 50 mil desaparecidos e 6,6 milhões de deslocados. (ANSA)

Comente agora
24
Ago
Cerca de 260 mil servidores públicos ainda não sacaram abono salarial
Postado por: Anacley Souza / 20:44h

Cerca de 260 mil servidores públicos ainda não fizeram o saque do abono salarial do ano-base 2014. O valor é de até um salário-mínimo (R$ 880) e está disponível em qualquer agência do Banco do Brasil, no prazo prorrogado até dia 31 de agosto. O recurso não sacado é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Têm direito ao abono salarial os servidores públicos que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014. Também é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários-mínimos. Outro pré-requisito é que os beneficiários tenham seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício pelo portal do Ministério do Trabalho. De acordo com a Agência Brasil, para sacar o abono salarial Pasep ano-base 2014, o servidor precisa verificar se houve depósito em sua conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas no Banco do Brasil, pelo telefone 0800 729 00 01, ou na Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158. Os trabalhadores da iniciativa privada também têm direito a saque de abono salarial até 31 de agosto. Neste caso, o benefício é o Programa de Integração Social (PIS), pago pela Caixa Econômica Federal. Quem possui o Cartão Cidadão pode sacar o benefício em casas lotéricas ou em terminais de autoatendimento da Caixa. Quem não tem o cartão, pode receber o dinheiro em qualquer agência do banco, desde que leve documento de identificação. Empregados domésticos não têm direito ao benefício, porque o PIS é recolhido somente por empresas privadas. No último dia 17, o Ministério do Trabalho informou que mais de 900 mil trabalhadores ainda não haviam sacado o PIS/Pasep.

Comente agora
24
Ago
Conheça as promoções da Expé Podologia e S. A. de Jesus
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 20:36h

Confira as Promoções:

Perfume Essencial a partir de R$ 189,90

Kaiak R$ 109,90

Sandália massageadora a partir de R$ 49,90

Rua: Rui Barbosa, nº 106 – Centro - Santo Antônio de Jesus / BA.

Comente agora
24
Ago
Se ligue nas aulas da Espaço Fit Academia no Shoping Itaguari
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:24h

Comente agora
24
Ago
STJ decide que taxa de corretagem é válida na compra de imóvel
Postado por: Anacley Souza / 20:21h

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (24) que é válida a cláusula contratual que obriga o consumidor a pagar uma taxa de corretagem na compra de imóveis com a construtora, desde que ela seja informada previamente. A decisão deve ser aplicada a todos os processos em andamento. Os ministros da corte consideraram, porém, que a taxa de Serviço de Assessoria Técnico-Imobiliária (Sati) é abusiva. O valor é cobrado pelas construtoras sobre 0,8% do preço do imóvel novo adquirido pelo consumidor. A quantia é destinada aos advogados da construtora por terem redigido o contrato de compra e venda, além de corresponder a serviços do negócio. O STJ decidiu, ainda, que o consumidor tem um prazo de três anos para questionar a abusividade das cobranças na justiça. Segundo o tribunal, a justiça não aceitará novos recursos com posição contrária ao entendimento firmado nesta quarta. Devido ao grande número de processos, o ministro relator do recurso repetitivo que foi julgado, Paulo de Tarso Sanseverino, convocou uma audiência pública em maio para que entidades contrárias e favoráveis à taxa pudessem defender seus pontos de vista. Segundo as incorporadoras, a cobrança é uma contraprestação por serviços oferecidos aos compradores dos imóveis, por cláusulas contratuais expressas. Mas entidades pró-consumidor defendiam que a cobrança é abusiva já que corretores e advogados trabalham pelos interesses das incorporadoras.

Comente agora
24
Ago
Ter poucos amigos pode fazer tão mal ao corpo quanto fumar
Postado por: Anacley Souza / 20:15h

Não ter amigos pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Proceedings of the Royal Society B, manter um círculo social pequeno está associado ao aumento da produção de uma proteína coagulante que pode causar infarto e derrame. Em situações “normais”, o aumento da produção dessa proteína é desencadeado como resposta a uma lesão ou perda de sangue. No entanto, em excesso, ela pode prejudicar a saúde ao aumentar a pressão sanguínea e causar o depósito de gordura nas artérias. Acredita-se que a solidão também haja como um fator estressante e desencadeante de fibrinogênio no sangue. No estudo, pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, compararam os níveis da proteína coagulante fibrinogênio com o número de amigos e familiares na vida de uma pessoa. Os resultados mostraram que conforme o número de pessoas no círculo social de alguém diminui, maior o nível de fibrinogênio no sangue. Por exemplo, pessoas com apenas cinco integrantes em seu círculo social tinham um nível da proteína 20% maior do que aquelas com 25 integrantes. Os cientistas concluíram também que uma redução de 10 a 12 pessoas no círculo social de alguém impacta o nível do coagulante da mesma forma que o tabagismo. Uma possível explicação para isso é que o isolamento social faz com que as pessoas se sintam tão ameaçadas e vulneráveis a ponto de desencadear uma resposta fisiológica que pode ser letal no longo prazo. “A ‘desconexão’ social mostra uma associação significativa com o fibrinogênio. Se de fato há uma relação causal entre isolamento social e fibrinogênio e, posteriormente, doença cardíaca e derrame, então políticas e intervenções que melhorem a conexão social pode ter efeitos positivos sobre a saúde, que vão além dos benefícios econômicos já conhecidos.”, disse David Kim, autor do estudo.

Comente agora
24
Ago
Pensando em casar ou debutar? O Salão Dyca Marques 'arruma' tudo para você! Veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:11h

O Salão de beleza Dyca Marques já é uma referência em Santo Antônio de Jesus e no recôncavo baiano. Moderno e cheio de novidades, Dyca Marques procura valorizar o bem estar e a beleza de cada cliente. O Salão tem uma equipe competente, com os melhores profissionais da cidade. O Dyca Marques oferece todos os tipos de coloração de fios, cortes femininos, hidratação, tratamento capilar reconstrutor, escovas, manicure,  penteados para festas e eventos..

Noivas: Com mais de 12 anos de experiência, a proprietária Dylmare Lessa procura sempre se aperfeiçoar e buscar novidades para seus clientes. Recentemente tomou curso de cabelereiro em Barcelona, Madri, Portugal e também se especializou em maquiagem e penteados para noivas. O salão tem um atendimento diferenciado para noivas, 15 anos e madrinhas. Tudo que você precisar para deixar seu momento mais atraente. Ligue e marque seu horário ou mês, o Dyca Marques vai até a sua casa para lhe atender. O Salão de Beleza Dyca Marques tem como missão fazer o cliente feliz. Aqui você está em boas mãos!

  • Endereço: Rua Francisco Manoel, próximo aos Correios, 1º Andar – Santo Antonio de Jesus/BA
  • Telefone: (75) 3631 2633

Comente agora
24
Ago
Casal gay tem trigêmeos com o DNA de ambos os pais
Postado por: Anacley Souza / 20:06h

Um casal gay na África do Sul teve trigêmeos biológicos que compartilham do DNA de ambos os pais. Acredita-se que eles são os primeiros do país – e do mundo – a terem essa quantidade de filhos usando uma barriga de aluguel. Christo e Theo Menelou, pais das crianças, conhecerem a mulher que aceitou ser barriga de aluguel durante uma reunião de bairro realizada após o julgamento do ex-atleta paralímpico Oscar Pistorius, amigo do casal. A inseminação ocorreu com o material biológico de ambos os pais. Dois óvulos foram fecundados, cada um com o esperma de um pai. Mas, dez semanas depois da gravidez, veio a surpresa: os médicos descobriram que um dos embriões havia se dividido e a mulher carregava trigêmeos – dois deles idênticos. Para aumentar a chance de sucesso da gestação, os médicos aconselharam o aborto do embrião que se dividiu. Inconformados com o conselho, Christo e Theo procuraram outra ginecologista, que aceitou fazer o parto de todos os bebês. “Isso é extremamente raro”, disse Heidra Dahms, médica que fez o parto, à rede Sky News. No dia 2 de julho, após 31 semanas de gestação, os trigêmeos Joshua, Zoe e Kate nasceram prematuramente. Eles precisaram ficar internados no hospital até ganhar peso, mas já tiveram alta. Em casa, a nova família está se adaptando à rotina. Os bebês ainda têm a respiração monitorada. Nos próximos meses, um dos bebês precisará ser submetido a uma cirurgia cardíaca.

Comente agora
24
Ago
Exército deve pagar R$ 1,1 milhão por morte de onça
Postado por: Anacley Souza / 19:58h

O Ministério Público Federal do Amazonas entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para que o Exército seja condenado a pagar indenização de, pelo menos, R$ 100 mil e R$ 1 milhão por danos morais, pela morte da onça-pintada Juma, que foi exibida durante passagem do revezamento da tocha olímpica por Manaus em junho. O animal foi utilizado porque a ideia era ressaltar, por meio da figura da onça, a riqueza ambiental do Amazonas. A onça também é um dos símbolos da CIGS (Comando de Instrução de Guerra na Selva). Juma morreu logo após o evento. Ao ser conduzida pelos tratadores à viatura de transporte, a onça se soltou das correntes. Relatório do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) indica que foram disparados quatro dardos com tranquilizantes, mas apenas um atingiu o animal, injetando o anestésico. Na sequência, a onça avançou em direção aos militares possivelmente para atacá-los. Ainda de acordo com o relatório, foram efetuados dois disparos de pistola que atingiram a cabeça do animal. O Ipaam informou ao MPF que a onça Juma foi utilizada no evento sem autorização para transporte e apresentação na cerimônia. "Além de comover milhares de brasileiros, que se sensibilizaram com a morte da onça que havia sido exibida acorrentada para 'abrilhantar' a passagem da tocha olímpica por Manaus, o episódio foi amplamente noticiado pela imprensa estrangeira que cobriu as Olimpíadas Rio 2016, causando um enorme constrangimento internacional para o Brasil", afirmou o procurador da República Rafael Rocha, responsável pela ação. O Ministério Público Federal do Amazonas também pede a proibição de animais silvestres em eventos públicos. Apuração do MPF apontou que o Exército não possui licença expedida pelo órgão ambiental competente para manter animais silvestres em cativeiro no Comando Militar da Amazônia (CMA). Com informações da Folhapress. Leia também: Nove em cada dez passageiros aprovam aeroportos da Rio-2016

Comente agora
24
Ago
Confira os filmes em cartaz no Cine Itaguari em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:55h

Comente agora
24
Ago
Justiça obriga Google a desassociar 'anticristo' do Templo de Salomão
Postado por: Anacley Souza / 19:52h

A Justiça de São Paulo determinou que o Google desvincule as expressões "anticristo" e "sinagoga de Satanás" do nome, da imagem e do endereço do Templo de Salomão, que pertence à Igreja Universal do Reino de Deus. Quando as duas expressões são digitadas no serviço de buscas do Google Maps, o usuário é direcionado para o endereço do templo da igreja (Avenida Celso Garcia, 605), que fica no Brás, na região central de São Paulo. A determinação da Justiça é de que a ordem seja cumprida em até 48 horas e, caso o Google não a cumpra, terá que pagar uma multa diária de R$ 5 mil. A decisão do juiz Fernando José Cúnico, da 12ª Vara Cível, foi publicada nesta terça-feira, 23, no Diário da Justiça. Ainda segundo o texto, o Google também terá que providenciar os dados do líder regional, que é um usuário certificado pelo Google e que modera, revisa e aprova as inserções dos termos na plataforma do Google Maps. A associação dos termos ao nome do Templo de Salomão foi amplamente comentada nas redes sociais e divulgada pela imprensa no fim de julho. Naquela época, em nota o Google justificou que não era uma ação da empresa. "O que ocorre é que nossos mapas têm muitas, muitas fontes, inclusive os próprios usuários", disse o Google, em nota enviada em julho. A empresa também informou que os usuários que encontrarem erros ou imprecisões nos mapas podem informá-los à empresa pela ferramenta "reportar problema". Procurado nesta quarta-feira, 24, o Google ainda não comentou a decisão judicial. Ao digitar o termo "anticristo" no Google e clicar na busca dos mapas, o internauta é direcionado ao endereço da Igreja Universal.

Comente agora
24
Ago
1,2 mil empregos serão gerados na Bahia por novo complexo eólico
Postado por: Anacley Souza / 19:44h

A construção de um complexo eólico em Umburanas e Sento Sé, no norte da Bahia, vai gerar 1,2 mil empregos diretos na fase de implementação. O governador Rui Costa e o presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini, assinaram o protocolo para o início das obras nesta quarta-feira (24), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Com um investimento de R$ 1,7 bilhão, as obras do Complexo Campo Largo começam em setembro. De acordo com Rui, os investimentos em energia eólica transformam o semiárido baiano. “Um exemplo é a cidade de Caetité, que se transformou com a energia eólica. Os hotéis duplicaram de tamanho, surgiram novas pousadas, restaurantes e lojas; a cidade mudou o perfil. A região norte também vai passar por essa transformação positiva. Nós já temos em Jacobina uma fábrica de torres. E a nossa combinação é que todo o serviço contratado, inclusive de construção civil, seja da Bahia, desde que dentro de uma relação de preço compatível com o mercado”. O governador lembra ainda que a Bahia tem potencial para produção de energia alternativa a partir de diversas fontes. “A Bahia, além de ser de todos os santos, é também de todos os ventos. Temos também investimentos na energia solar, que dá os primeiros passos, e é outro vetor importante de desenvolvimento do semiárido. Estamos trabalhando ainda no litoral, com outra possibilidade, que são as termelétricas. A Bahia, portanto, tem o petróleo, o vento, o sol e o gás. Nós queremos explorar isso para gerar emprego e renda”. Segundo Sattamini, o complexo começa a funcionar em junho de 2018. “Houve a venda desse complexo no mercado regular, para as distribuidoras, e o nosso compromisso é que, a partir de primeiro de janeiro de 2019, a gente tenha os contratos remunerando essa energia.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com