As comentadas


Boa tarde , Sábado, 25/04/2015









Enquete



Reflita

Blog

20
Mar
Capital: Doze suspeitos de chefiar quadrilhas são presos com ajuda de aplicativo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:24h

Matadores ferrenhos e líderes natos. É assim que o delegado Jorge Figueiredo define os 12 chefes de quadrilhas que estão entre os 35 bandidos presos, até o último dia 3 de março, com o auxílio do Almanaque do Departamento de Homicídios e do Sistema de Informação para Proteção à Pessoa (SIPP). "Todos eles são matadores ferrenhos e têm poder de liderança na comunidade. Esses são os piores, pois são líderes e executores", afirma o delegado, que idealizou o Almanaque e o aplicativo. No grupo, estão bandidos como Luís Carlos Souza Santos, 28 anos, o Lulinha, apontado como líder da quadrilha que comanda o tráfico do Bate Coração, em Paripe. Segundo a polícia, ele ordenou a troca de tiros na qual o menino Mário Gabriel Sansão, na época com 1 ano e 8 meses, foi baleado, em novembro de 2014, na Cocisa. Ele e mais cinco integrantes do bando foram presos no dia 6/1 após a foto de um passeio à Praia do Emissário, em Camaçari, cair no WhatsApp do aplicativo. O bando é responsável por vários assassinatos na área. Bruno Nascimento Hereda Biron, 23, o Galego, tem mais de 10 assassinatos nas costas, segundo o delegado. Todos relacionados ao tráfico. Ele é apontado como chefe de quadrilha no Alto do Saldanha, em Brotas, e tinha três mandados de prisão em aberto. Já Idalvan dos Santos Conceição, 27, o Paquito, é o líder do tráfico no Planeta dos Macacos, em São Cristóvão, responsável por 10 homicídios. "As prisões representam um impacto na redução dos homicídios", disse o delegado.

Comente agora
20
Mar
Aline, do BBB 15, detona Fernando: ‘Essa pessoa não existe mais, morreu’
Postado por: Samile Macêdo / 11:21h

A ex-BBB Aline disse em entrevista ao jornal Extra nesta sexta-feira (20) que não vai perdoar o agora ex-namorado Fernando depois de assistir às cenas de sexo do carioca com Amanda nesta semana no BBB 15. "Quando vi aquela cena toda, senti uma decepção muito grande e um alívio imenso porque acredito que Deus me mostrou que ele não é um homem para uma mulher como eu. Ele e a Amanda são bem parecidos, devem ficar juntos. Agora, é vida que segue. Essa pessoa não existe mais na minha vida, morreu. Saio dessa história limpa", afinetou Aline ao Extra. A mineira Aline ainda esperava para conversar com Fernando, com quem começou um namoro dentro da casa do BBB 15. Amanda e Fernando fizeram sexo na casa depois de ficaram na festa que homenageou Minas Gerais na última quinta-feira (19).

Comente agora
20
Mar
Condenado no mensalão volta ao regime fechado após ser flagrado bebendo cerveja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:02h

Condenando por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do mensalão, o ex-deputado pelo PTB Romeu Queiroz perdeu o direito de realizar trabalhos externos e saídas temporárias, após a divulgação de um vídeo em que supostamente aparece consumindo cerveja no horário que deveria estar trabalhando. O direito ao regime semiaberto foi revogado pela Vara de Execuções Criminais de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, onde o ex-deputado está preso. A defesa de Queiroz alega que seu cliente estava almoçando no restaurante e não teria ingerido bebida alcoólica. O ex-deputado tentou a progressão para o regime aberto no final de 2014, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido porque ele não havia comprovado pagamente de uma multa que é parte da pena a qual foi condenado. (BN)

Comente agora
20
Mar
Xuxa foi motivo de saída de Ivete Sangalo da Globo, diz site
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:01h

Ivete Sangalo deixou o reality show SuperStar, da Globo, às pressas. Segundo o site Notícias da TV, do Uol, o motivo foi um desentendimento entre a cantora e a emissora por conta de um vídeo de Ivete exibido na Record. No vídeo, Ivete aparece elogiando a contratação de Xuxa, chama a Record de "casa querida" e diz que em breve estará no palco com ela. De acordo com o Uol, o vídeo de Xuxa foi gravado em um celular e exibido no Domingo Espetacular. Como Ivete era contratada da Globo, deveria ter autorização para aparecer em outra emissora. Segundo a coluna, o fato da aparição se tratar nesse caso de uma contratação de peso, como Xuxa, foi considerado pior. "Alô, Record, que sorte, agora vocês têm a loira mais amada do Brasil", disse, anunciando que, "daqui a pouquinho", estará no palco do programa de Xuxa na nova rede. Ivete já havia acertado um aumento salarial e sua presença na nova temporada do SuperStar já estava anunciada por nota, mas foi substituída por Sandy Leah. A cantora seria a única a permanecer do júri da primeira temporada, já que Thiaguinho e Paulo Ricardo vão entrar no lugar de Fábio Jr e Dinho Ouro Preto. 

Comente agora
20
Mar
Luiz Antônio, do Flamengo, é indiciado por ligação com milícia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:00h

O jogador do Flamengo Luiz Antônio de Souza Soares, seu pai Luiz Carlos Francisco Soares e o policial civil, Alexander da Rocha, Antunes, conhecido como Sergio Preto, foram indiciados nesta sexta-feira (20) pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO/IE) e denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de fraude securitária e organização criminosa. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança do Rio nesta sexta-feira (20). Segundo o órgão, a DRACO/IE comprovou que o jogador não teve seu carro roubado, como fora informado, comprovando assim o crime popularmente conhecido como "tombo de seguro", utilizando o amigo, então policial civil Alexander da Rocha para um falso registro de ocorrência. De acordo com as investigações, para dar sumiço ao veículo, Luiz Antônio com o auxílio de seu pai entregou o carro a milicianos da Zona Oeste.

Comente agora
20
Mar
Catu: Ex-presidente da Câmara é denunciado ao MP por simulação de pagamento a servidores
Postado por: Samile Macêdo / 10:54h

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Catu, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Alexandro da Silva (PDT), o "Alex do Hospital", será denunciado ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Eleitoral por simulação de pagamento a servidores do Município. O caso ocorreu às vésperas das eleições de 2012, quando Alexandro concorria a uma vaga na Casa legislativa da cidade, na qual foi eleito. A decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acata denúncia formulada pelo vereador Marinildo Alves de Vasconcellos. O edil apontou que os servidores Rosa Morena Costa Dias e Altierre Fagundes da Silva Santos, mesmos dispensados entre agosto e setembro dos cargos comissionados que ocupavam, continuaram na folha salarial até o mês de dezembro de 2012. Ainda de acordo com o TCM, os cheques emitidos, relacionados aos salários dos servidores dispensados, não eram nominativos e foram sacados por terceiros.

Comente agora
20
Mar
Por "indignidade", Richthofen é excluída da herança dos pais
Postado por: Samile Macêdo / 10:52h

Suzane von Richthofen foi oficialmente excluída da herança dos pais, atualmente avaliada em R$ 11 milhões. A sentença do juiz José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues, da 1ª Vara da Família e Sucessões, saiu no dia 12 deste mês e a considerou "indigna” da partilha dos bens. Dessa forma, todo o patrimônio será transferido ao irmão da acusada, Andreas Albert. A exclusão já havia sido determinada em decisão judicial de 2011. Apenas neste mês, no entanto, ela foi oficializada pela Justiça de São Paulo. "Uma vez transitada em julgado, a sentença deste Juízo que determinou a exclusão, por indignidade, da herdeira Suzane Louise von Richthofen, relativamente ao bens deixados por seus pais, ora inventariados, defiro o pedido de adjudicação formulado pelo único herdeiro remanescente, Andreas Albert von Richtofen", escreveu o juiz no texto. Em outubro de 2014, Suzane decidiu abrir mão da disputa judicial que travava com o irmão pela herança da família. No documento, ela informou ainda que tinha interesse em retomar o contato com ele. A acusada está detida na Penitenciária de Tremembé, interior de São Paulo, onde se casou com a também detenta Sandra Regina Ruiz. 

Comente agora
20
Mar
Com dupla Ba-Vi em chaves opostas, CBF define confrontos das quartas de final do Nordestão
Postado por: Samile Macêdo / 10:42h

Em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol nesta sexta-feira (20), foram definidos os confrontos das quartas de final da Copa do Nordeste 2015. Além dos confrontos de Bahia e Vitória, que enfrentam respectivamente as equipes do Campinense e do América de Natal as outras partidas definidas ficaram entre Ceará contra o Salgueiro e Sport Recife enfrentando o Fortaleza. Com o sorteio, também foram organizadas as chaves para as semifinais e a final do Nordestão. Enquanto o vencedor de Bahia e Campinense enfrentará o classificado entre Sport e Fortaleza, o melhor do confronto entre Vitória e América de Natal jogará contra Ceará ou Salgueiro. Sendo assim, clássicos como Ba-Vi e o Clássico Rei (Ceará e Fortaleza) só poderão ser realizados em uma suposta final. Os jogos serão realizados entre 25 e 29 de março, com as equipes com melhor campanha (Bahia, Vitória, Ceará e Sport Recife) jogando por dois empates e fazendo a última partida em casa.

Comente agora
20
Mar
Marta Suplicy volta a criticar Dilma e diz que governo está 'atordoado’ e ‘sem direção'
Postado por: Samile Macêdo / 10:38h

A senadora petista Marta Suplicy voltou a emitir declarações em tom de critica à presidente Dilma Rousseff (PT) e classificou as ações do governo federal, em resposta às manifestações de domingo (15), como confusa e "sem rumo". "As respostas dos ministros Cardozo e Rossetto, que pareciam dois ETs, e, no dia seguinte, a inflexão do governo, tentando sair do espírito acusatório da véspera, foram ridículas", escreveu a Suplicy em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira (20). Na avaliação da senadora, as medidas adotadas pelo governo, como o pacote anticorrupção encaminhado ao Congresso, são insuficientes para "estancar o sangramento" da presidente Dilma.

Comente agora
20
Mar
Dólar opera em alta nesta sexta, após subir perto de 2,5% na véspera
Postado por: Samile Macêdo / 10:36h

O dólar operava em alta ante o real no início dos negócios desta sexta-feira (20), após subir cerca de 2,5% na véspera em meio a persistentes preocupações com os atritos entre o governo e sua base aliada no Congresso, que podem dificultar ainda mais o ajuste fiscal. Às 9h40, a moeda norte-americana subia 0,32%, a R$ 3,3071 na venda, depois de avançar 2,56% na sessão passada e bater R$ 3,30 no intradia pela primeira vez em quase doze anos. Veja a cotação. O BC dará continuidade às intervenções diárias nesta manhã, ofertando até 2 mil swaps cambiais, que equivalem à venda futura de dólar, com vencimentos em 1º de dezembro de 2015 e 1º de março de 2016. O BC fará ainda mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em 1º de abril, que equivalem a US$ 9,964 bilhões, com oferta de até 7,4 mil contratos. Até agora, a autoridade monetária rolou cerca de metade do lote total. (G1)

Comente agora
20
Mar
Vítima é identificada 14 anos depois dos ataques do 11 de setembro
Postado por: Samile Macêdo / 10:10h

Quase catorze anos depois dos ataques de 11 de setembro, autoridades de Nova York afirmaram que identificaram uma nova vítima dos atentados. Matthew David Yarnell, morador de Nova Jersey, de 26 anos na época do acidente, foi identificado a partir de testes de DNA. Foram feitas novas análises de amostras recolhidas durante os primeiros esforços de recuperação dos corpos de 2001 a 2002. Com a descoberta, o número de vítimas identificadas passa a ser de 1.640, de um total de 2.753 pessoas dadas como mortas nos ataques contra as Torres Gêmeas. Matthew trabalhava como analista de tecnologia em uma firma de investimentos que mantinha escritório no 97º andar da torre sul. No total, 97 funcionários da empresa foram mortos no atentado, informou o jornal The New York Times. 

Comente agora
20
Mar
Construção civil perde 12 mil postos de trabalho em Salvador, diz presidente da Ademi
Postado por: Samile Macêdo / 10:08h

O setor da construção civil perdeu aproximadamente 20% dos postos de trabalho em Salvador no último ano. A informação foi divulgada pelo presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-Ba), Luciano Muricy, nesta quinta-feira (19) durante audiência organizada pela Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal para discutir o projeto de redução da outorga onerosa. De acordo com Muricy, no início de 2014 eram cerca de 53 mil postos de trabalho. No fim do ano, houve uma redução para aproximadamente 41 mil. O presidente da Ademi alerta que em janeiro e fevereiro deste ano também foram perdidas mais mil vagas de trabalho. "Diante desse cenário econômico adverso, precisamos de uma luz para tentar recuperar alguma coisa", disse Muricy. Ele acredita que o valor da outorga onerosa - contrapartida paga à prefeitura pelas construtoras com o aumento do potencial construtivo de determinado local - pode ter contribuído para o cenário. Um projeto de atualização da ortorga oneroza tramita na Câmara de vereadores de Salvador. (BN)

Comente agora
20
Mar
Culinária do Dia: Picanha na cerveja preta
Postado por: Samile Macêdo / 10:05h
  • Ingredientes
  • 1 picanha média sem gordura
  • 1 garrafa long neck de malzbier
  • 1 lata de pomarola tradicional
  • 1 envelope de creme de cebola
  • 1 xícara de azeitonas pretas fatiadas

Modo de Preparo

Caldo: Em uma panela de pressão, coloque a malzbier, o pomarola e o creme de cebola e misture bem
Carne:
  1. 1. Com o uso de um tenderizador ou um garfo, faça uns furos na picanha, sem rasgá-la, para que o tempero penetre bem
  2. 2. É importante que a peça escolhida esteja sem gordura alguma, para não alterar o sabor do molho
  3. 3. A seguir, mergulhe a peça no caldo e acrescente as azeitonas pretas
  4. 4. Cozinhe na pressão por 40 minutos, retire, coloque num refratário e regue com o molho
  5. 5. Está pronta para servir
  6. Como sugestão: após a retirada da carne da panela de pressão, pode-se acrescentar 1 copo de água e batatas pré-cozidas na panela e terminar de cozinhá-las sem pressão
  7. Elas pegarão a cor e o gosto do molho, tornado a apresentação do prato mais interessante
Comente agora
20
Mar
SSA: Homem é preso suspeito de assaltar moradores no fim de linha do IAPI
Postado por: Samile Macêdo / 10:00h

Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (20) sob suspeita de assaltar moradores no final de linha do bairro do IAPI, em Salvador. O momento da prisão foi flagrado pela equipe de reportagem da TV Bahia. De acordo com os policiais que fizeram a apreensão, o suspeito estava acompanhado de um outro homem em uma motocicleta. Armados, eles assaltaram moradores do bairro. Ainda segundo a polícia, o outro suspeito conseguiu fugir. (G1)

Comente agora
20
Mar
PT e PMDB divergem sobre reforma ministerial
Postado por: Samile Macêdo / 09:41h

O PT reagiu a estratégia da bancada do PMDB na Câmara de priorizar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz o número de ministérios em vez de promover um esforço concentrado para aprovar com rapidez o pacote anticorrupção apresentado na quarta pela presidente Dilma Rousseff. "Esse assunto (a redução de ministérios) não está discussão. Vamos avançar no pacote", diz o líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC). O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ) discursou na tarde desta quinta-feira, 19, na tribuna da Casa anunciando que a legenda terá uma agenda própria de medidas para dar uma resposta às manifestações do domingo. Os peemedebistas dizem que o pacote não é prioridade e defendem uma redução de 39 para 25 ministérios.

Comente agora
20
Mar
No "BBB15": Após noite quente, Amanda propõe para Fernando que eles transem de novo
Postado por: Samile Macêdo / 09:39h

Depois do clima esquentar embaixo dos lençóis do "BBB15", parece que Amanda viciou de vez em Fernando! No tédio após uma noite de muita pegação, a sister propõe ao galã que os dois repitam a dose. Enquanto isso, a traída Alinequer distância desse casal recém-formado na casa. Na sala da casa mais vigiada do país, os dois relaxam no sofá e a conversa esquenta. Sabendo que o romance já tá na boca do Brasil, Amanda propõe a Fernando que a dupla mantenha o relacionamento em segredo ao menos para Mariza, Adrilles e Cézar. "É bom a gente disfarçar. O que você acha? A gente pode esconder de três pessoas", explica a empresária, provocando risadas no bonitão. Depois de um tempo, a candidata ao coração de Fernando faz uma proposta indecente ao amado. "Sabe o que a gente pode fazer? Um replay vespertino", provoca. O produtor cultural ouve tudo e cobre o rosto com uma almofada, para a fúria de Amanda, que fala sem nenhum tom de brincadeira: "Para com isso. Não vem bancar a menininha arrependida", dispara. (MSN)

Comente agora
20
Mar
Americana tem bebê roubado do útero ao cair em armadilha
Postado por: Samile Macêdo / 09:35h

Uma americana é suspeita de ter esfaqueado a barriga de uma mulher grávida e roubado o bebê que estava dentro. A vítima, que estava grávida de sete meses, sobreviveu, mas seu filho morreu. A grávida havia ido à casa da suspeita para comprar roupas de recém-nascidos que haviam sido anunciadas online no site Craigslist. A suspeita, Dynel Catrece Lane, também dizia estar grávida e levou o bebê até o marido dizendo que ele havia nascido antes do tempo. Ela perdeu um filho de 1 ano e meio há cerca de dez anos, quando ele se afogou em um laguinho de peixes. Ela tem mais dois filhos e, segundo o jornal The Longmont Times-Call, a polícia afirma que ela pode ter doenças psiquiátricas. O jornal afirma que, segundo uma ONG que lida com crianças desaparecidas, houve 17 roubos de fetos nos Estados Unidos desde 1983. "Quando ela entrou na casa, foi atacada, espancada e seu bebê foi arrancado da barriga dela", disse o comandante da polícia de Longmont, no Colorado, Jeff Satur. 

Comente agora
20
Mar
Plano de combate à dengue e chikungunya na Bahia é apresentado durante reunião da CIB
Postado por: Samile Macêdo / 09:31h
Um plano de combate à dengue e chikungunya na Bahia foi apresentado nesta quinta-feira (19), durante a 228ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB). A superintendente da Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cácia Aguiar, explicou que as ações serão mais intensas nos municípios com maior incidência das doenças, apesar de o plano abranger todo o estado. Metas serão estabelecidas, e os municípios que as alcançarem serão premiados. De acordo com o subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, o objetivo "é estimular e valorizar àqueles que trabalham na ponta, como os agentes de saúde". Foram apresentadas ainda a transferência de recursos financeiros federais do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC) dos municípios, de acordo com a redefinição da Qualificação Nacional em Citopatologia; plano de expansão de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD); referência hospitalar de leito de UTI adulto e neonatal. Na ocasião, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Cabaceiras do Paraguaçu e Cansanção e Equipe da Saúde da Família de Ipiaú e Cabaceiras do Paraguaçu tiveram seus credenciamentos aprovados. (BN)
Comente agora
20
Mar
Corrupção na Petrobras é 'uma mocinha de muito poucos anos, quase um bebê', diz FHC
Postado por: Samile Macêdo / 09:29h

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso rebateu a declaração de Dilma Rousseff ao falar que o escândalo de corrupção na Petrobras 'é uma mocinha de muito poucos anos, quase um bebê', em entrevista ao programa "Diálogos", da Globonew, nesta quinta-feira (19). A declaração de FHC foi em referência à fala da atual presidente de que a corrupção no Brasil 'é uma senhora bastante idosa', ao rebater as acusações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). "Ouvi a presidente dizer que a corrupção 'é uma senhora idosa'. Mas o que é isso? É a conduta errada de pessoas. Nós não estamos discutindo no Brasil que A, B ou C fizeram alguma corrupção. Nós estamos dizendo que uma organização que junto com funcionários nomeados pelo governo, da Petrobras , sustentação por parte de governo, por parte de partidos, ligação com empresas para formar um caixa para ser usado na política, isso é fato novo, digamos. Tem algo disso no mensalão", disse FHC. 

Comente agora
20
Mar
Avião com 10 a bordo cai em Punta del Este, Uruguai; não há sobreviventes
Postado por: Samile Macêdo / 09:26h

Um avião com 10 a bordo, que partiu do Aeroporto de Punta del Este, no departamento de Maldonado, no Uruguai, com destino a Argentina, caiu pouco depois de decolar, informou na noite desta quinta-feira (19) a Força Aérea Uruguaia. Ninguém sobreviveu. "Infelizmente não há sobreviventes da aeronave LV-CEO, modelo B90 Kingair, acidentada em uma área ao norte de Laguna del Sauce", informou a autoridade. A retirada dos corpos será realizada somente nesta sexta-feira (20), disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Leandro Palomeque, que chefia a operação de resgate. Sete corpos já foram localizados pelos bombeiros. Os dois pilotos, homens de 45 e 49 anos de idade, e os oito passageiros - seis homens e duas mulheres, uma delas portuguesa -, com entre 41 e 58 anos, morreram depois que o avião caiu em uma lagoa, próximo a uma margem e a um metro de profundidade, após o avião pegar fogo. As vítimas voltavam de um trabalho em um projeto nessa mesma região. O tenente da Força Aérea Ñancay Graña, que também participa das tarefas de resgate, disse ao jornal "El Observador" que o fogo atingiu até 80% do avião e que era improvável os ocupantes sobreviverem. A Força Aérea Uruguai (FAU) divulgou a lista de tripulação e passageiros: 

Comente agora
20
Mar
Fora da Globo, Ivete Sangalo interessa ao SBT, com aval de Sílvio Santos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:14h

Sem contrato com a Globo, a cantora Ivete Sangalo voltou a despertar o interesse dos diretores do SBT, principalmente, do dono Silvio Santos que ontem nos corredores da emissora brincou: ”Sangalo tá sem contrato é agora ou nunca’‘. Nenhum convite foi feito até o presente momento, quem conhece o ‘patrão’ sabe que tudo pode acontecer. Veveta não será mais jurada do programa ”Superstar” da Globo. A decisão de não renovar o contrato foi amigável entre à emissora e a cantora. Xuxa sua melhor amiga mudou de emissora e na Globo caiu como uma ”bomba” o vídeo gravado pela cantora, parabenizando a contratação. No vídeo, Ivete diz que a Record é “uma casa querida” e que Xuxa será “um grande sucesso” na emissora. “Alô, Record, que sorte, agora vocês têm a loira mais amada do Brasil”, declarando que “daqui a pouquinho”, estará no palco do programa de Xuxa na Barra Funda.

Comente agora
20
Mar
ONU alerta que 40% da água no mundo pode sumir até 2030
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:10h

ONU faz um alerta às vésperas do dia mundial da água. Até 2030, 40% dos recursos hídricos do mundo inteiro podem sumir. Vamos dar uma olhada aqui no mapa. Hoje mais de 700 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável. Ao todo, 20% dos aquíferos do mundo são explorados além do limite, o que pode comprometer o abastecimento no futuro. No mapa que mostra a escassez de água, o Brasil aparece entre os países com baixo risco. Mas ainda assim, a ONU alerta que a prioridade deve ser a gestão da água e o uso sustentável para garantir as reservas no futuro. De acordo com o relatório divulgado na madrugada desta sexta-feira (20), o Brasil é um dos países que mais têm rios fora do curso normal por causa das hidrelétricas, aumentando a degradação e o risco de assoreamento.

Comente agora
20
Mar
Travessia marítima Salvador - Mar Grande faz nova parada nesta sexta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:04h

O serviço da Travessia Salvador-Mar Grande, nos dois sentidos, será suspenso a partir das 9h desta sexta-feira (20). De acordo com a empresa que administra o sistema, Astramab, a maré baixa da semana prejudica as operações da travessia marítima, que só devem ser retomadas às 11h30. O sistema iniciou as operações às 5h e registrou muito bom movimento de embarque até as 8h, segundo informou a Astramab. Os horários de saída serão a cada 30 minutos ou de 15 em 15 minutos, caso haja demanda. Oito embarcações estarão em tráfego, e mais seis em reserva. A previsão da Astramab é de que o fluxo de passageiros saindo de Salvador para a Ilha de Itaparica seja intenso a partir das 12h. Para quem vai embarcar para Mar Grande, o último horário do dia saindo do Terminal Náutico será 20h e no sentido inverso, às 18h30.

Comente agora
20
Mar
Morre proprietária do estabelecimento Flores e Cia em S. A. de Jesus; sepultamento acontece hoje
Postado por: Samile Macêdo / 09:03h

Isabel Nunes, proprietária do estabelecimento de decoração Flores e Cia em Santo Antônio de Jesus faleceu durante a tarde da última quinta-feira (19). Conforme nota enviada ao Portal Voz da Bahia, a empresária estava internada no Hospital Português em Salvador, local onde morreu. Ainda de acordo com a nota, o sepultamento acontecerá na tarde desta sexta-feira (20) no cemitério Jardim da Saudade em na capital baiana. 

Confira a nota na íntegra: 
Nota de falecimento da comerciante Isabel Nunes proprietária da loja de decoração flores e cia. Ela estava internada no Hospital Português em Salvador e faleceu na tarde dessa quinta-feira. O sepultamento será sexta-feira a tarde no Jardim da Saudade em Salvador. 

Atenciosamente,

Gomes Neto

Um comentário
20
Mar
Governador e secretário apresentam novo modelo de financiamento da saúde
Postado por: Samile Macêdo / 09:00h

O governador da Bahia, Rui Costa, e o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, irão apresentar um novo modelo de financiamento para a saúde, nesta sexta-feira (20), às 9h, com presidentes de consórcios públicos e prefeitos, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O objetivo é ofertar mais serviços, descentralizar a assistência e auxiliar no reequilíbrio das finanças municipais. O governo propõe o consorciamento interfederativo de saúde como alternativa. A meta é que, até 2016, sejam formados dez consórcios e construídas dez policlínicas, com até 13 especialidades, tendo o Governo da Bahia e os municípios como gestores. Durante o evento, será apresentado o passo a passo para o consorciamento, o modelo de policlínicas, o total a ser investido na construção e aquisição de equipamentos, bem como o percentual de recursos aplicados pelo Estado em cada um dos consórcios na manutenção dos serviços. (Metro1)

Comente agora
20
Mar
Fotógrafa recebe carta de ladrão arrependido em João Pessoa
Postado por: Samile Macêdo / 08:59h

Uma fotógrafa de João Pessoa recebeu, na quinta-feira (19), uma carta de um ladrão arrependido. Nih Fernandes teve seu equipamento de trabalho, avaliado em cerca de R$ 20 mil, roubado de dentro do apartamento onde mora, no bairro de Mangabeira II, na quarta-feira (18). Nesta quinta, todo o material foi devolvido junto com a carta. Quando Nih chegou em casa na quarta-feira, encontrou vários objetos do apartamento fora de ordem. O ladrão conseguiu entrar no local pela janela e levou duas câmeras profissionais, quatro lentes, dois flashes e um iPad. Já nesta quinta, uma vizinha a avisou que um homem passou de moto e deixou uma sacola. Dentro, estava todo o material da fotógrafa e a carta. No texto, o ladrão se diz arrependido e escreve frases como "perdoi por ter lhe tirado o que a senhora comprou com o seu suor" (sic), "não quero destruir a minha família por causa das coisas dos outros" e "sei que é errado, a influência foi grande mais Deus tocou meu coração" (sic). No fim, o ladrão assina a carta como "Carlos".

Comente agora
20
Mar
'De gay o Ken humano não tem nada', diz sua namorada, Jennifer Pamplona
Postado por: Samile Macêdo / 08:58h

Jennifer Pamplona, conhecida por ter desenhado o vestido 'transparente' de Andressa Urach no Miss Bumbum Brasil 2014, parece mesmo uma mulher apaixonada. Após assumir o namoro com Celso Santebanes, o Ken Humano, ela vem defendendo seu amado com unhas e dentes. A estilista não gosta de ouvir comentários sobre a sexualidade do rapaz e garante: "De gay o Ken humano não tem nada!" O excesso de maquiagem e a preocupação com a beleza é justificado por sua namorada: "As pessoas falam dele só porque ele é vaidoso, pessoas idiotas né? Se alguém comentar algo sobre a sexualidade dele comigo eu serei bem mal-educada. Ele é meu namorado e eu exijo respeito", diz Jennifer. A estilista acredita, no entanto, que após o drama enfrentado por Celso ele deve deixar um pouco de lado a vaidade excesssiva: "Amo o jeito vaidoso dele, mas agora muita coisa mudou. Vaidade em excesso jamais. Eu também sou viciada em cirurgias plásticas e hoje tomo remédios para controlar isso. Quando o Ken chegar em São Paulo vamos levar uma vida mais tranquila, com rotina de academia e alimentação saudável." 

Comente agora
20
Mar
Após liberação da Vigilância Sanitária, prédio doTRT abre na segunda-feira
Postado por: Samile Macêdo / 08:54h

O prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), localizado no bairro do Comércio, em Salvador já está liberado para funcionar normalmente a partir de segunda-feira (23), segundo informações da assessoria de imprensa do órgão. A retomada do expediente e dos prazos processuais foi determinada pelo presidente do TRT, o desembargador Valtércio de Oliveira, e divulgado no Diário Eletrônico desta quinta-feira (19). O prédio está fechado desde o dia 2 de março, depois que 200 servidores passaram mal após uma dedetização no local, ocorrida no dia 28 de fevereiro. Segundo a assessoria, a liberação considera o resultado da Nota Técnica, encaminhada nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS/SMS), que recomenda o retorno do funcionamento do prédio, com base no laudo de qualidade do ar apresentado na quarta-feira (18) pela empresa Conforlab, que utilizou como metodologia sensor eletroquímico, absorvância colorimétrica, óxido metálico e amostragem por sonda multi-gás integrada com sensor de gás eletroquímico. Embora a retomada do expediente ocorra somente a partir da segunda-feira, nesta sexta-feira (20), o local já está liberado para acesso de juízes e servidores, em caráter facultativo e em regime de expediente interno.

Comente agora
20
Mar
Oposição classifica aumento do ICMS na Bahia como perverso e inescrupuloso
Postado por: Samile Macêdo / 08:51h

O aumento da cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) na Bahia, que deve aumentar o preço da gasolina em R$ 0,12, foi duramente criticado pela oposição. "O governador do estado está sendo inescrupuloso com os consumidores baianos, já que o último aumento do preço do combustível, por decisão do Ministério da Fazenda, aconteceu há algumas semanas. Isso vai penalizar, além daqueles que abastecem os seus veículos particulares, toda a cadeia produtiva num momento em que a crise provoca o aumento do desemprego e desacelera a economia", avaliou o deputado estadual Pablo Barrozo (DEM), em nome da bancada.

Comente agora
20
Mar
Produtos da Semana Santa podem ter mais de 50% de tributos
Postado por: Samile Macêdo / 08:48h

Como os brasileiros, o Leão também está ansioso pela data mais doce do ano. Isso porque grande parte do que é pago pelos produtos típicos da época vai para os cofres públicos na forma de impostos. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, itens como vinho, bacalhau importado e colomba pascal têm as maiores cargas tributárias da época. O vinho lidera o ranking, com 54,73% de impostos sobre o preço do produto. O bacalhau vem em seguida (43,78%), acompanhado pela colomba pascal (38,68%). O preço dos tradicionais ovos embute 38,53% de tributos. Já os bombons são tributados em 37,61% e os tabletes 38,60%. De acordo com o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, “se a carga tributária não fosse tão elevada, o consumidor teria condições de comprar mais e melhor nessa época, pois os preços seriam menores, já que a carga é repassada ao consumidor final”, afirma.

Comente agora
20
Mar
Usar pontuação no final das frases é sinal de raiva, diz pesquisa
Postado por: Samile Macêdo / 08:38h

Uma pesquisa feita por Mark Liberman, professor da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgou que apenas pessoas com raiva utilizam pontuação no fim das mensagens. "O padrão é acabar (a frase) apenas ‘parando’, sem sinal de pontuação”, comentou. Ainda segundo o professor, a inclusão de um ponto final da na frase pode levar o destinatário a acreditar que algo estava errado, pois não foi finalizado normalmente. "Nessa situação, a escolha para adicionar um período também acrescenta significado porque o leitor precisa descobrir porque você faz isso”. (iBahia)

Um comentário
20
Mar
Universidades federais têm série de problemas em todo o país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:30h

O Tribunal de Contas da União fiscalizou dez universidades federais no país e encontrou uma série de problemas: instalações elétricas de alto risco, falhas na prevenção de incêndios e falta de acesso para os alunos com deficiência. Veja na reportagem de Ari Peixoto. Na Universidade Federal do Pará, em Belém, foram construídas rampas de acesso no campus, mas a falta de manutenção e os desníveis dificultam a movimentação dos portadores de necessidades especiais. Ednaldo é estudante de nutrição e sofre para chegar à biblioteca central. “As passarelas para chegar aqui, elas realmente não têm acesso nenhum”, afirma. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, já iniciou as obras para melhoria de acessibilidade, mas os técnicos do TCU descobriram que os prédios não têm habite-se, o documento que reconhece que o imóvel foi construído atendendo à legislação. Mesma situação identificada na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, onde os fiscais também constataram a inexistência de brigada de incêndio. Problemas como esses foram encontrados em universidades federais de dez estados. O Tribunal de Contas da União aprovou em janeiro o relatório das fiscalizações feitas ao longo do ano passado e encaminhou uma série de recomendações às reitorias.

Comente agora
20
Mar
S. A. de Jesus: Cidadã denuncia criatório de porcos perto de sua residência e diz: "A esposa do dono é Agente Comunitária"
Postado por: Samile Macêdo / 08:29h

Uma senhora de prenome Antônia, residente no bairro Irmã Dulce em Santo Antônio de Jesus, relatou a Rádio Andaiá FM na manhã desta sexta-feira (20) que nas proximidades de sua casa há um criatório de porcos, cujo mau odor prejudica até mesmo seu filho pequeno. “Além de mim, há outras mães pedindo providências, pois não aguentamos mais essa situação e ainda para acabar de completar, a esposa do dono desse criadouro é Agente Comunitária. Será que eles não passam mal com tamanho mau cheiro? Isso é um absurdo, precisamos que alguma autoridade tome providências”, pediu. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
20
Mar
IPVA com desconto para carros com placa de final 2 segue até 27 de março
Postado por: Samile Macêdo / 08:26h

Os proprietários de carros com placa de final 2 têm até o dia 27 de março para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Contudo, o desconto é válido apenas para o pagamento em cota única, ou seja, à vista, segundo informa a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba). Os contribuintes também têm a opção de parcelar o IPVA em até três vezes, mas sem o desconto, com o vencimento da primeira cota no dia 27 de março, no caso dos veículos com placa de final 2. Já para os contribuintes com carros de placa de final 1 que optaram pelo pagamento parcelado, o dia 30 de março é a data limite para quitar a segunda cota do imposto. As datas de pagamento das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015, disponível no site da Sefaz-Ba. Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com com a Sefaz através do número: 0800 071 0071. (G1)

Comente agora
20
Mar
Deputados do PT pedem que Aécio Neves seja investigado na Lava Jato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:24h

Os deputados da bancada do PT em Minas Gerais pediram á Procuradoria-Geral da República (PGR) que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) seja investigado na Operação Lava Jato, que investiga esquemas de corrupção na Petrobras. A representação foi protocolada nesta quinta-feira (19) pelos deputados federais Adelmo Leão, Padre João e pelo deputado estadual Rogério Correa. Em depoimentos de delação premiada realizados pelo doleiro Alberto Yousseff, Aécio Neves chegou a ser citado. Mas, em atendimento a um pedido da procuradoria, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), entendeu que não há indícios mínimos para abertura de inquérito contra o senador. Os parlamentares pediram à PGR que investigue o senador mineiro seja investigado por ter sido supostamente um dos beneficiários de um esquema de corrupção em Furnas Centrais Elétricas, estatal do setor elétrico subsidiária da Eletrobrás.

Comente agora
20
Mar
Vitória deve R$ 50 milhões à União; Bahia tem dívida de R$ 20 mi; confira lista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:19h

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aprovou, na última quinta-feira (19), uma medida provisória que trata da renegociação das dívidas dos clubes brasileiros com a União. As entidades terão prazo de até dois anos para quitar seus débitos. Ao todo, a dívida chega a R$ 4 bilhões dos clubes com a Uniao. Juntos, Bahia e Vitória são responsáveis por R$ 142 milhões. A dívida relacionada ao rubro-negro trata-se da empresa Vitória S/A, criada na gestão do ex-presidente Paulo Carneiro, que o atual mandatário, Carlos Falcão, insiste em dizer que a sociedade não tem mais a ver com o Vitória, tanto que o Leão da Barra conseguiu fechar com a Caixa Econômica Federal. O Bahia aparece com dívida de R$ 21.698.026,56. O Atlético-MG, com dívida de quase R$ 285 milhões, está no topo da lista. Confira abaixo a lista completa:

  • Posição - Clube - Divida até 2/2014
  • 1° Atlético MG - R$ 146,571,523.86
  • 2° Flamengo - R$ 269,032,538.33
  • 3° Botafogo - R$ 192,524,387.69
  • 4° Corinthians - R$ 169,993,900.10
  • 5° Fluminense - R$ 166,225,164.55
Comente agora
20
Mar
59% dos brasileiros entre 40 e 69 anos já tiveram problemas de ereção
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:12h

Entre os homens brasileiros de 40 a 69 anos, 59% relatam a experiência de já terem falhado na cama. A conclusão é de uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) ao Ibope. O levantamento revelou ainda que, para 12% dos homens nessa faixa etária, a disfunção erétil é um problema recorrente. No grupo dos homens com mais de 60 anos, a parcela dos que já tiveram episódios de impotência pula para 71%. O estudo ouviu 1.506 pessoas, entre homens e mulheres. De acordo com o urologista Mario Mattos, membro da SBU, os resultados não surpreendem e são similares aos observados em pesquisas feitas na Europa e Estados Unidos. “A população brasileira incorporou muitos dos maus hábitos que são fatores de risco para a impotência, como obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão e tabagismo”, diz.

Impacto no relacionamento

A impotência sexual não afeta só o paciente, mas também sua parceira ou parceiro sexual. Entre as mulheres e os homens homossexuais entrevistados para a pesquisa, 54% relatam já terem tido a experiência de o parceiro falhar na hora do sexo por problemas de ereção. Além disso, 19% dos entrevistados são afetados mensalmente por falhas de ereção: tanto falhas próprias quanto falhas do companheiro. Entre os homens que afirmam terem tido episódios de impotência, 48% dizem temer o impacto da falha de ereção em seu relacionamento com a companheira ou companheiro.

Comente agora
20
Mar
Prefeito de Guaratinga é denunciado ao MP por prática de superfaturamento de imóvel
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 08:11h

O prefeito de Guaratinga, na região de Porto Seguro, Kenoel Viana Cerqueira (PV), será denunciado ao Ministério Público por prejuízos causados ao erário em decorrência de uma desapropriação ilícita e superfaturada, realizada no exercício de 2013. A decisão é do Tribunal de Contas dos Municípios que considerou procedente a denúncia formulada pelo vereador Gelson José de Almeida contra o administrador. Segundo o relator do TCM, conselheiro Paolo Marconi, foi também determinada a restituição aos cofres municipais do valor de R$ 265.339,40, com recursos pessoais, além de multa de R$ 3 mil. O vereador afirmou que a Comissão de Avaliação de maneira suspeita avaliou o imóvel em R$ 265.339,40, muito embora, em sua última e recente alienação, o valor praticado tenha sido de R$ 50 mil. Ainda segundo o denunciante, além do superfaturamento, chamou atenção o fato do desapropriado, Gilberto Miranda das Neves, ter concordado com a expropriação justamente no mesmo dia em que comprou o imóvel da antiga proprietária, o que levanta suspeita de conluio para a prática de fraude. Em descaso evidente, o prefeito de Guaratinga, instado pelo TCM, não justificou a desapropriação denunciada. Ainda cabe recurso da decisão.

Comente agora
20
Mar
'Querem tapar o sol com a peneira', diz FHC sobre o governo Dilma
Postado por: Samile Macêdo / 08:08h

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quinta-feira (19) em entrevista ao jornalista Mario Sergio Conti no programa Diálogos, na GloboNews, que o país vive um “conglomerado de crises” e que o governo da presidente Dilma Rousseff tenta "tapar o sol com a peneira". O político tucano também responsabilizou o PT por “perda de oportunidades" de fazer o país crescer, devido ao que ele considera uma série de “erros” na condução política e econômica. "Você tem uma crise econômica, uma crise de condução política, você tem uma questão social, desemprego, inflação, e você tem uma crise moral, que está escancarada [...]. E eu tenho a impressão que a presidente, todo o partido dela e quem orienta a propaganda e tudo mais, querem tapar o sol com a peneira. ‘O meu governo foi o que mais combateu a corrupção’, [...] ‘a culpa é do Fernando Henrique’... Minha senhora, não é assim", disse o ex-presidente.

Comente agora
20
Mar
Cinco bebês mortos são encontrados em casa no sul da França
Postado por: Samile Macêdo / 08:05h

Os corpos de cinco bebês foram encontrados nesta quinta-feira em uma casa do sudoeste da França, no mais grave caso de infanticídio no país nos últimos cinco anos, informou um oficial ligado à investigação. O primeiro corpo, de um recém-nascido, foi encontrado em uma bolsa térmica pelo pai, por volta das 7h30 (3h30 Brasília), disse à AFP o oficial. Em seguida, a polícia "descobriu os corpos de outros quatro bebês", em um congelador da casa situada em Louchats, na região de Bordeaux. A mãe, de 35 anos, que havia dado à luz em casa, foi internada em Bordeaux e será submetida a exames psiquiátricos, enquanto o pai, 40, está detido. O casal tem duas filhas, de 13 e 15 anos, e segundo as primeiras informações mantinha uma vida normal, dedicada a atividades agrícolas. O caso mais grave de infanticídio na França remonta a 2010, quando foram descobertos os corpos de oito bebês na localidade de Villers-au-Tertre, no norte do país. (AFP)

Comente agora
20
Mar
Cartões do ‘bolsa-creche’ já foram entregues para 4,5 mil famílias em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 08:00h

Mais de 4,5 mil cartões do programa municipal Primeiro Passo já foram entregues e iniciado o pagamento da bolsa de R$ 50 mensais aos pais que não conseguiram vagas para seus filhos em creches e pré-escola da rede pública municipal ou em unidades conveniadas. Segundo a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), 12.500 famílias ainda não retiraram seu cartão e o cadastramento ainda pode ser realizado nos 12 postos ativos do programa. Hoje, às 10h, 400 famílias beneficiadas pelo programa participam de cerimônia de entrega dos cartões para retirada da bolsa, no Parque da Cidade. A ação contará com a presença do prefeito ACM Neto e dos secretários da Semps, Bruno Reis, e da Educação (Smed), Guilherme Bellintani. “A cerimônia será mais uma oportunidade de divulgação do programa”, explicou Reis. Segundo ele, mais de 17 mil crianças já foram cadastradas no programa municipal. A meta é atingir 48 mil crianças com idade de 0 a 5 anos de famílias de baixa renda que não conseguiram matricular seus filhos na educação infantil no bairro onde moram. O pagamento começou na última quarta-feira e segue o cronograma do Bolsa Família — com o dinheiro depositado nos últimos dez dias úteis de cada mês. 

Comente agora
20
Mar
Clubes baianos poderão pagar dívidas em 20 anos
Postado por: Samile Macêdo / 07:42h

A medida provisória (MP) que trata da renegociação das dívidas dos clubes brasileiros com a União, assinada nesta quinta-feira, 19, pela presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, atinge diretamente a organização dos dois maiores clubes baianos e da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Com a medida, as entidades terão prazo de até dois anos para quitar seus débitos (veja detalhes da MP no infográfico ao lado). Segundo os dados da União, a dívida chega à ordem dos R$ 4 bilhões. Juntos, Bahia e Vitória são responsáveis por R$ 142 milhões. Segundo o diretor executivo do Tricolor, Marcelo Barros, a última apuração, feita no final do ano passado, deu conta de que o clube deve cerca de R$ 127 milhões em tributos federais. Parte desse montante já havia sido colocado em tentativas de renegociação anteriores, como a Timemania. Já o Vitória, segundo o presidente Carlos Falcão, deve cerca de R$ 15 milhões. Desses, R$ 9,5 milhões já foram colocados na renegociação da Timemania. O restante está sob contestação na Justiça, já que o clube não reconhece a origem do débito. O dirigente, no entanto, afirma que pode retirar o processo e incluir o valor ao montante em caso de adesão ao novo programa. 

Comente agora
20
Mar
Motoristas enfrentam trânsito lento em diversos pontos de Salvador e na BR-324
Postado por: Samile Macêdo / 07:31h

A manhã desta sexta-feira (20) começa com trânsito fluindo ainda sem grandes problemas na cidade. De acordo com a Transalvador, não tem registro de acidentes por enquanto, mas, apesar disso, os motoristas enfrentam os já conhecidos pontos de lentidão deste horário. Os locais mais críticos são o final da Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, no sentido centro; também a Av. ACM em direção ao Lucaia; Av. Octávio Mangabeira, a Orla, no trecho de Armação; Av. Silveira Martins e Estrada das Barreiras; Av. Dom João VI, em Brotas; entrada de Salvador pelo Acesso Norte da BR-324; e ainda região da Cidade Baixa, principalmente nas avenidas Oscar Pontes e Fernandes da Cunha e na Rua Barão de Cotegipe. (Metro1)

Comente agora
20
Mar
Jogadores de rugby tiram fotos nus para combater homofobia
Postado por: Samile Macêdo / 07:30h

Os jogadores do primeiro time de rugby do King's College, em Londres, tiraram as roupas em algumas das salas mais emblemáticas do campus principal da univerdade - mas tudo por uma boa causa, é claro. A série de fotografias estará em um calendário cuja renda será revertida para a instituição de caridade Broken Rainbow, que cuida de gays que sofreram violência doméstica por causa da homossexualidade e para chamar a atenção da homofobia no meio esportivo (que no Reino Unido é crime). A ação foi executada pelo jornal estudantil Roar News em associação com o time - vale lembrar que o rugby é o esporte nacional e tão amado por aqui quanto o futebol. Na série de retratos, os atletas posam em situações divertidas e em lugares como a biblioteca gótica do século XIX e a sala do conselho. O calendário está disponível para compra o site por 8 libras (cerca de 38 reais). (O Globo)

Comente agora
20
Mar
Sexta-feira terá eclipse solar total, equinócio e superlua
Postado por: Samile Macêdo / 07:25h

O único eclipse solar total de 2015 poderá ser visto nesta sexta-feira (20) em países do Hemisfério Norte. Outros dois fenômenos astronômicos ocorrem no mesmo dia. O equinócio, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração (12 horas), e uma superlua. O equinócio desta sexta-feira marca a chegada do outono no Hemisfério Sul e ocorrerá oficialmente às 19h45, horário de Brasília, segundo o Observatório Nacional. O fim da estação será em 21 de junho, quando começa o inverno. O alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com a Lua mais próxima da Terra, vai resultar no fenômeno conhecido como superlua. No Hemisfério Norte, a sombra da Lua, durante o eclipse, vai passar sobre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico, começando na Groenlândia, indo até a Islândia e o Reino Unido. Em seguida, segue pelas Ilhas Faroe, na Noruega e finaliza no Pólo Norte. Quem estiver nas outras partes do mundo, pode acompanhar o fenômeno ao vivo pelo siteslooh.com, a partir das 5h30, no horário de Brasília. O astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Daniel Mello explica que um eclipse ocorre quando há bloqueio da luz solar devido a passagem da Lua exatamente em frente ao disco do Sol, projetando a sombra na superfície da Terra. 

Comente agora
20
Mar
Alibaba mostra tecnologia que permite fazer pagamentos tirando "selfie"
Postado por: Samile Macêdo / 07:20h

A gigante de comércio eletrônico chinesa Alibaba tem desenvolvido um sistema de pagamento pelo reconhecimento da face. Para efetuar a compra, basta o abrir um aplicativo no smartphone e "tirar uma selfie sorrindo" para concluir a operação. A demonstração da tecnologia que pretende facilitar o processo de compra foi feita por Jack Ma, bilionário chinês e diretor-executivo do Alibaba, durante a Cebit, feira de tecnologia realizada em Hanover, na Alemanha. "Pagamento online é sempre uma dor de cabeça, pois é comum você esquecer suas senhas", disse Jack Ma, diretor-executivo do Alibaba, ao dizer que a tecnologia facilitará a vida de quem precisa lidar com muitas senhas. O serviço chamado "Smile to pay" (sorria para pagar, em tradução livre) ainda está em fase de testes. Ao tocar no botão "comprar" em um aplicativo móvel, ele abre uma interface de câmera, onde a pessoa "encaixa" seu rosto. O sistema, então, efetua a operação ao verificar se a face registrada bate com a previamente gravada no software. 

Comente agora
20
Mar
Suspeito de roubar carro é morto em tiroteio perto de universidade em Pituaçu
Postado por: Samile Macêdo / 07:16h

Um suspeito morreu em uma troca de tiros com a Polícia Militar na avenida Pinto de Aguiar próximo à Universidade Católica (Ucsal) depois de roubar um carro na Boca do Rio. Ainda não identificado, ele chegou a ser socorrido para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu. A situação da troca de tiros aconteceu por volta das 21h30 e assustou estudantes da universidade que estavam em um ponto de ônibus. O suspeito estava com dois comparsas. Eles roubaram um Voyage Branco na Boca do Rio e foram perseguidos por uma viatura da PM. Na altura de Pituaçu, os policiais alcançaram os suspeitos e houve uma troca de tiros. Um dos suspeitos foi baleado e acabou morrendo a caminho do hospital - segundo o posto policial do Roberto Santos, o rapaz, que aparentava cerca de 25 anos, já chegou sem vida apor volta das 22h. Não há informação sobre os outros dois suspeitos. O caso será registrado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). (Correio)

Comente agora
20
Mar
Academia de Letras Jurídicas da Bahia empossa nova mesa diretora
Postado por: Samile Macêdo / 07:13h

A nova mesa diretora da Academia de Letras Jurídicas da Bahia foi empossada em Salvador. O advogado criminalista e professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), César Faria, é o novo presidente da Academia para o biênio 2015/2016. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (18), mas as informações só foram divulgadas na noite de quinta-feira (19). Juristas, magistrados, acadêmicos da área, políticos e autoridades baianas estiveram presentes na solenidade, que aconteceu no auditório da academia, no bairro da Graça. O acadêmico ocupa a cadeira, cujo patrono é Ruy Barbosa, há 16 anos. César Faria pretende promover o diálogo entre a Academia e as faculdades de Direito, promovendo cursos, palestras e conferências. Como parte do projeto Quintas Culturais já haverá na próxima quinta-feira, dia 26, a palestra sobre direito digital com a especialista Ana Paula Moraes, na sede da Academia, às 18h. Formado em Direito pela UFBA, em 1985, aos 21 anos, César Faria iniciou sua trajetória muito cedo. Aos 23 anos, foi aprovado em concurso público para o cargo de Auditor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. 

Comente agora
20
Mar
Conheça a força da melancia para emagrecer
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 07:13h

A melancia não é apenas uma fruta capaz de amenizar o calor nos dias quentes de verão. A fruta é rica em vitaminas do complexo B e C; é antioxidante; fornece energia e traz muitos outros benefícios à saúde de quem a consome. Antes originária apenas nas épocas do verão, a fruta hoje está disponível para consumo ao longo do ano. Isso se dá graças ao plantio fácil da fruta, que necessita apenas de um clima quente para se desenvolver. Originária da África, ela gosta de áreas secas e solo arenoso para crescer. A melancia foi trazida por negros africanos na época da escravidão e logo se tornou uma fruta popular no Brasil. Constituída com 92% de água, ela também traz em sua fórmula carboidratos, proteínas, vitaminas A, sódio, potássio, fósforo, cálcio e ferro. Graças ao seu valor nutricional, ela é excelente para a saúde. Segundo especialistas, o suco feito com as sementes da melancia é vermífugo e diurético, evitando assim a retenção líquida no organismo. Os que seguem uma linha mais natural de tratamento, usam a sua casca na cura da erisipela, no combate e febre e infecções das vias urinárias. Além disso, pesquisas recentes garantem que a fruta também ajuda no controle da pressão alta. Mas a melancia também traz outros benefícios. Graças a grande quantidade de vitamina A que ela tem, a melancia ajuda a combater processos inflamatórios sendo excelente no auxílio do combate de processos inflamatórios no pulmão. Para manter a dose que organismo necessita da vitamina A, dizem os especialistas, basta apenas uma fatia média da fruta por dia.

Comente agora
20
Mar
40% das reservas hídricas do mundo podem encolher até 2030, diz ONU
Postado por: Samile Macêdo / 07:08h

Um novo relatório divulgado pelas Nações Unidas nesta sexta-feira (20) afirma que, se nada for feito, as reservas hídricas do mundo podem encolher 40% até 2030 e, por isso, é preciso melhorar a gestão deste recurso para garantir o abastecimento da população mundial. O documento, elaborado pela agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, aponta ainda que 748 milhões de pessoas no planeta não têm acesso a fontes de água potável. Outra conclusão é que o Brasil está entre os países que mais registraram estresse ambiental após alterar o curso natural de rios. As mudanças nos fluxos naturais, segundo a análise feita entre o período de 1981 e 2010, mas que foi concluída em 2014, foram feitas para a construção de represas ou usinas hidrelétricas. Entre as consequências dos desvios estão uma maior degradação dos ecossistemas, com aumento do número de espécies invasoras, além do risco de assoreamento. Os autores do texto cobram do governo brasileiro e das demais nações da América Latina que priorizem a gestão da água para reduzir a poluição, principalmente em áreas urbanas, e evitar conflitos entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Segundo a ONU, o gerenciamento dos mananciais deve ser vetor para o desenvolvimento sócio-econômico e redução da pobreza. 

Comente agora
20
Mar
Fiéis de Feira de Santana pedem chuva em procissão de São José
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:48h

Na manhã desta quinta-feira (19), foi realizada, no município de Feira de Santana, a procissão de São José, saindo da capela do Colégio Padre Ovídio às 5h30, em direção à catedral Senhora Santana, onde aconteceu uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian. As informações são do site Acorda Cidade. “O povo de Feira de Santana mostra que não tem vergonha de revelar a fé publicamente e tivemos uma grande procissão. Esta foi a maior procissão de São José que já participei. A missa estava super lotada”, disse o arcebispo. Dom Itamar também lembrou que São José costuma ser invocado como padroeiro das chuvas. “Por isso recebemos essa grande devoção do povo católico e hoje o grande pedido é chuva para o povo do sertão. Normalmente chove no dia de São José, ou um dia antes ou depois. Ontem eu percebi que choveu na região de Feira de Santana, não foi muito, mas choveu e o povo está muito feliz e esperançoso por um ano de muita água”, destacou. (Foto: Paulo José / Acorda Cidade)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com