As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 31/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

23
Set
Diretor de parque diz que principal nascente do Rio São Francisco secou
Postado por: Anacley Souza / 14:09h

O diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, disse em entrevista ao G1 na tarde desta terça-feira (23) que a nascente do Rio São Francisco, situada em São Roque de Minas, secou. Segundo Castanheira, essa nascente é a principal de toda a extensão do rio. Ainda de acordo com ele, o motivo é a estiagem. "Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar? A situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa, mas desse nível nunca vi em toda a história”, afirmou. A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco abrange 639.219 km² de área de drenagem (7,5% do país) e vazão média de 2.850 m3/s (2% do total do país). O rio tem 2.700 km de extensão e nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para este, chegando ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe. A Bacia tem sete unidades da federação – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 504 municípios (cerca de 9% do total de municípios do país). A nascente que fica em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do estado, não é determinante para o volume de água da bacia, mas de acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, serve como um ‘termômetro’ uma vez que o nível dos reservatórios da região é fundamental para o rio.

Comente agora
23
Set
Ministério da Saúde prevê 600 vagas de medicina no interior da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 13:43h

Os novos cursos de medicina autorizados pelo governo federal prevêem a abertura de 600 vagas na Bahia. As cidades contempladas no estado são Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro, anunciadas no começo do mês como parte do programa Mais Médicos. Em todo país, serão 3,9 mil vagas de graduação médica nos 39 municípios escolhidos, com estimativa de cem vagas para cada instituição de ensino. Todos os cursos serão particulares. Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, o número de vagas tem essa previsão, mas ficará a cargo das instituições que vão dirigir os cursos, o que pode reduzir o número das vagas. Em visita ao interior de São Paulo (Cubatão e Guarulhos), quando oficializou a assinatura para abrir as primeiras faculdades de medicina anunciadas no dia 4 de setembro, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que os novos cursos devem iniciar as aulas até o segundo semestre de 2015. A Bahia foi o segundo estado com maior número de municípios escolhidos, com seis cidades apontadas. São Paulo, com 14 cidades anunciadas, é o que mais foi beneficiado. Ainda segundo o ministério, um edital será lançado nos próximos dias para que as empresas interessadas apresentem propostas para implantação dos cursos. Como pré-requisito, as instituições devem criar pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis por aluno, além de unidade com potencial para hospital de ensino. Ainda de acordo com o ministério, todas as cidades escolhidas têm 70 mil ou mais habitantes e estão no interior dos estados. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Set
Mais de 60% ainda não sabe em quem votar para deputado estadual, aponta pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 13:34h

A treze dias para as eleições, uma pesquisa feita pelo instituto Babesp mostra que 60,15% dos baianos não sabem em quem votará para deputado estadual. O cenário é parecido quando o assunto é a escolha para deputado federal, onde 67,70% ainda não decidiram seu voto. Na corrida pela Assembleia Legislativa da Bahia, quem aparece na liderança é o candidato a reeleição Zé Neto (PT) com 0,95% das intenções de votos entre as duas mil pessoas ouvidas pela pesquisa em 85 cidades baianas. Em seguida aparecem o candidato Roberto Carlos (PDT) com 0,90%, Marcelo Nilo (PDT) tem 0,85%, Ivana Bastos (PSD) 0,65%, Robério Oliveira (PSD) 0,65%, Alex Piatã (PMDB) 0,55%, Carlos Brasileiro (PT) 0,55%, Carlos Geilson (PTN) 0,50%, Lucas Bocão (PTC) 0,50% e Rogério Andrade (PSD) 0,45%, são os dez postulantes mais lembrados na pesquisa espontânea.

CÂMARA FEDERAL – Entre os candidatos a deputado federal, Fernando Torres (PSD) possui 1,10% das intenções de voto, seguido por Zé Nunes (PSD) que tem 1,10%, Luiz Caetano (PT) 1%,  Antônio Brito (PTB) 0,65%, Irmão Lázaro (PSC) 0,65%, Tia Eron (PRB) 0,65%, Elmar Nascimento (DEM) 0,60%, Ronaldo Carletto (PP) 0,60%, Márcio Marinho (PRB) 0,55% e Antônio Imbassahy (PSDB) aparece com 0,55%. (Bocão News)

Comente agora
23
Set
Ribeira do Pombal: operação prende envolvidos em sequestro do prefeito
Postado por: Anacley Souza / 13:27h

Uma operação conjunta entre policiais civis e militares da cidade de Ribeira do Pombal, localizada a 271 km de Salvador, prendeu na madrugada desta terça-feira nove pessoas envolvidas em assaltos e tráfico de drogas na cidade. O delegado Equiber dos Santos Alves informou ao Aratu Online que a operação aconteceu no centro da cidade, na Saída da Juliana e também na Fazenda Caboré. Entre os nove detidos, seis são menores com idades entre 15 e 17 anos. Os maiores foram identificados como Everton Souza Santos, Marcos Ribeiro Lima - conhecido como Bambam, e Linduarte Conceição do Rosário. Entre os menores está A.N.L., que tem 17 anos e é conhecido por ter tatuado a imagem de um cemitério. "Ele disse que, na tatuagem, usaria as tumbas para colocar os nomes dos policiais que ele matou e viria a matar", disse o delegado. Na operação, foram apreendidas nove armas (dois revólveres de calibre 32, três de calibre 38, além de quatro espingardas). Dois dos detidos, o menor da tatuagem do cemitério e Everton, são apontados como participantes do sequestro contra o prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia. O prefeito estava na fazenda do pai em 21 de outubro de 3013 quando o imóvel foi invadido pelos sequestradores, que saíram do local levando Ricardo, seu pai e sua madrasta como reféns. Os três foram liberados na entrada da cidade de Santanópolis. O grupo foi autuado ainda por formação de quadrilha e corrupção de menores. (Aratu)

Comente agora
23
Set
Stº. Antº. de Jesus: Clínico Geral alerta população sobre a automedicação
Postado por: Letícia Oliveira / 13:26h

A automedicação é praticada por 76,4% dos brasileiros, segundo levantamento feito pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), que entrevistou 1.480 pessoas de 12 capitais brasileiras. Para prestar esclarecimentos sobre o assunto, o clínico-geral de Santo Antônio de Jesus, Dr. Gilvandro Couto, foi entrevistado pela Recôncavo FM. De acordo com ele, a automedicação nunca foi boa e nessas épocas, onde realmente ocorrem esses surtos de viroses, muita gente com tosse seca, renite e corizando tomam remédio por conta própria. “Remédios caseiros é uma coisa, automedicação é outra. Temos duas vertentes contra a automedicação, pois vemos muita farmácia, que vende remédio que não presta. O pessoal pensa que genérico é qualquer um, mas é aquele que tem a faixa amarela”, disse, acrescentando que o paciente deve escolher comprar o de marca ou o genérico com faixa amarela e a letra G. Segundo Dr. Gil, às vezes a população toma medicações sem garantia da fabricação do produto. Ele alertou também a possibilidade da pessoa estar com uma doença mais séria, ou seja, bronquite ou pneumonia, e tomar medicação apenas para tosse, fato que não vai resolver. O médico explicou que é preciso fazer uma consulta médica para saber o que realmente está havendo com a pessoa, completando que o ideal seria se todas as pessoas fossem vacinadas contra a gripe, porém o Governo da Bahia não faz isso por alto custo.

Comente agora
23
Set
Tigre branco devora jovem em frente ao público no zoológico na Índia
Postado por: Anacley Souza / 13:22h

Um tigre branco matou nesta terça-feira (23) um jovem que caiu dentro da jaula do animal em um zoológico de Nova Déli, informaram uma fonte oficial e testemunhas. Os motivos do acidente ainda não foram esclarecidos. Enquanto os trabalhadores do zoo afirmam que o jovem entrou no recinto do animal, os visitantes afirmaram que a vítima caiu no local. "O jovem entrou na jaula do tigre. Estamos tentando identificá-lo", disse um funcionário do zoo, R. A. Khan, à agência local Ians. A emissora local NDTV mostrou imagens do animal movimentando o corpo do jovem de um lado para o outro. Segundo testemunhas, a vítima tinha em torno de 20 anos. "Assim que o jovem caiu na jaula do tigre, o animal se aproximou e ficou o observando em silêncio durante 15 minutos", contou em entrevista à agência "Ians" uma testemunha que gravou o acidente por telefone. Segundo ele, os visitantes começaram a jogar pedras e fazer barulho para desviar a atenção do animal. "O tigre então foi para cima do jovem e mordeu seu pescoço", acrescentou. A vítima teria demorado cerca de 10 minutos até morrer. Os ataques de tigres em cativeiro não são frequentes na Índia, mas sim em zonas rurais. Frequentemente a imprensa divulga notícias sobre vítimas destes animais que estão em perigo de extinção. Atualmente, existem cerca de 1.700 tigres na Índia, 60% da população mundial de uma espécie que também é encontrada em países asiáticos como Bangladesh, Vietnã, Tailândia, Nepal e Camboja. (R7)

Comente agora
23
Set
"Como um anjo, você apareceu na minha vida", diz Neymar sobre novo romance
Postado por: Anacley Souza / 13:15h

Solteiro oficialmente desde fevereiro, quando terminou o namoro com Bruna Marquezine, Neymar mostra que já encontrou novas mulheres para preencher o espaço da atriz em sua vida e anda até dando beijinho em outras garotas.Recentemente, Neymar registrou em seu Instagram o seu amor pela chef Marcela, que trabalha para o craque. A garota já virou uma companhia constante na vida do atleta. Na legenda da foto, o craque colocou: "Como um anjo, você apareceu na minha vida". A convivência com Marcela é tanta que ela já virou praticamente uma integrante da família. Marcela também já faz parte do grupo de melhores amigas de Rafaella e sempre aparece nos registros da irmã de Neymar nas redes sociais. (Viva)

Comente agora
23
Set
Pneu de avião com 115 passageiros estoura após pouso mal feito na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 13:06h

O pneu de uma aeronave da empresa Azul Linhas Aéreas estourou após pouso mal feito no aeroporto de Porto Seguro, sul da Bahia, na segunda-feira (22). De acordo com informações da Aeronáutica, um dos fatores que teria provocado o incidente foi a ventania que atingiu a região no momento do pouso. O avião chegou a ultrapassar o final da pista do aeroporto. A Aeronáutica ainda informou que a aeronave saiu de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com destino a Porto Seguro. A aeronave vai passar por perícia nesta terça-feira (23). O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é responsável pelas investigações do incidente. Ainda segundo a Aeronáutica, nenhum passageiro ficou ferido. Não há detalhes sobre as circunstâncias do incidente.

Comente agora
23
Set
Motorista morre esmagado por retroescavadeira na BR-330
Postado por: Letícia Oliveira / 12:56h

Um homem de 59 anos morreu após ser esmagado por um trator retroescavadeira na noite dessa segunda-feira (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na BR-330, próximo ao município de Ipiaú, que fica a 356 quilômetros de Salvador, por volta das 20h30. A vitima do acidente foi o motorista Deusete de Jesus, 59 anos. Ele dirigia um caminhão quando o veículo apresentou problemas mecânicos na altura do KM 776. Ainda de acordo com a PRF, Deusete pediu ajuda em fazenda na região e conseguiu um trator emprestado para rebocar o caminhão. Auxiliado por um operário da fazenda, o motorista guiou o trator pela rodovia. Durante o percurso, o trator acabou tombando em uma ribanceira e caiu por cima de Deusete. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ir ao local do acidente, mas a vítima já estava morta. O operário da fazenda, identificado como Edvaldo Gonçalves Lopes, estava na cabine do caminhão no momento do acidente e não ficou ferido. O corpo de Deusete foi resgatado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal da região.

Comente agora
23
Set
ANP multa Petrobras em R$ 3,9 milhões por irregularidades em dutos na BA
Postado por: Anacley Souza / 12:48h

A Petrobras foi multada em R$ 3,9 milhões pela Agência Nacional de Petróleo por irregularidades no regulamento técnico de dutos terrestres na Bahia, na Estação Remanso. As falhas, no entanto, não foram detalhadas pela companhia. Um recurso da empresa já foi negado e a estatal não pode mais recorrer na esfera administrativa. Ao todo, já foram aplicadas à Petrobras neste ano multas que ultrapassam R$ 122 milhões. Informações do Estado de São Paulo.

Comente agora
23
Set
Tarifa de energia pode ser maior para o consumidor, diz Guido Mantega
Postado por: Letícia Oliveira / 12:39h

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta terça-feira (23) que a tarifa de energia elétrica poderá ser afetada pela decisão do governo de repassar R$ 4 bilhões a menos para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) neste ano. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (22) pelo Ministério do Planejamento por meio do relatório de receitas e despesas do orçamento do quarto bimestre deste ano. "Eu não sei exatemente o detalhe da CDE. Provavelmente vai estar passando mais para tarifa [por meio do aumento da conta de luz] e menos a transferência do governo [que destinará R$ 4 bilhões a menos para a CDE neste ano]. A luz já está precificada. As tarifas já aumentaram. Uma parte tem de ser custeada pelas tarifas. É normal. E uma outra parte é o Tesouro", declarou o ministro a jornalistas. Segundo informou o governo em relatório de receitas e despesas do orçamento, a expectativa de pagamento para a CDE neste ano recuou de R$ 13 bilhões para R$ 9 bilhões, ou seja, um redução de R$ 4 bilhões na estimativa de gastos com recursos orçamentários.

Comente agora
23
Set
Vereadores comentam sobre a falta de quórum na seção da Câmara de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 12:34h

A seção que aconteceria na noite de ontem (22), foi cancelada devido a falta de quórum. Em entrevista a Recôncavo FM, o Vereador Antônio Nogueira Neto (PSB), que foi o presidente em exercício, explicou que o presidente Marcos Có, solicitou que ele abrisse a seção, devido a um compromisso que teve com os demais edis da mesa, “a época é típica por questões eleitorais, fora o dia a dia dos vereadores, que levam pessoas para Salvador, resolvendo problemas, assim como os problemas que o Executivo não resolve e sobra para os edis, que trabalham muito”, comentou. Segundo Tom, foi dado início a seção e de imediato foi encerrada como manda a lei.

O vereador Sargento Vinícius salientou que estava ansioso pelas denúncias do colega Tom e comparações que o vereador Chispita iria fazer no plenário, mas em virtude da ausência do quórum, foi necessário cancelamento e as discussões ficaram para a próxima segunda-feira (29). “Essas apresentações de provas e contra provas de toda essa confusão foi gerada pela exposição do nome de funcionários da prefeitura, que de certa forma tiveram sua vida exposta na última semana”, disse.

O vereador Chico de Dega, que foi o quinto a chegar a seção, destacou que foi participar da seção, porém o horário de 18h, não está sendo cumprido nem pelo autor do projeto, que dificilmente se faz presente, segundo ele. “Quando cheguei a seção já tinha sido encerrada por falta de quórum, porque os vereadores estavam nas campanhas políticas”, frisou. Falando sobre os supersalários, ele disse que o presidente da Casa Legislativa alegou ter tomado como surpresa essa situação na administração municipal e questionou: “Será que ele vai tomar como surpresa, quando souber que na gestão passada um chefe de gabinete chegaria a ganhar R$ 8mil?”. Além disso, Chico comentou que pessoas de cargo de confiança também recebiam salários absurdos na administração do ex-prefeito, porém os vereadores que estavam na Câmara, na época, não faziam nada. Ainda conforme o líder do prefeito na Casa, o gestor municipal Humberto Leite apenas pagou algumas gratificações garantidas por lei, inclusive aprovada na Câmara numa reforma administrativa feita pelo ex-prefeito Euvaldo Rosa, onde dá prioridade ao prefeito dar desdobramento de uma porcentagem aos cargos de confiança do município.

O vereador Cristiano Sena, chegou por volta das 18h25, e foi entrevistado pela emissora. Ele falou que não tinha nada a colocar na seção, acrescentando que houve uma expectativa de alguns pronunciamentos que seriam realizados na seção e essa falta tapa os fatos para que os edis deem o parecer do que ia ser revelado pelo vereador Chispita. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
23
Set
Oi desiste e apenas 4 empresas vão participar do novo leilão do 4G
Postado por: Letícia Oliveira / 12:11h

A operadora de telefonia Oi informou nesta terça-feira (23), por meio de fato relevante, que não vai participar do novo leilão do 4G, marcado para 30 de setembro. Apenas quatro empresas entregaram propostas para o leilão: Claro, Algar (CTBC), Telefónica/Vivo e TIM. O prazo de inscrição se encerrou às 10h desta terça, o que significa que nenhuma outra empresa, além dessas quatro, vai poder participar do certame. No fato relevante, a Oi informa que, entre os motivos para desistir do leilão, está a possibilidade de a faixa de 700 MHz (megahertz) só estar totalmente liberada para a oferta do serviço de banda larga de quarta geração (4G) a partir de 2019, o que pode significar demora para reaver os investimentos. O governo vai oferecer no leilão do dia 30 de setembro lotes ou “pedaços” da faixa de 700 MHz para que, nela, as vencedoras ofertem o 4G. Porém, essa faixa é hoje ocupada por canais de tv, que deverão sair para a entrada das operadoras. O edital prevê que o serviço de banda larga só começa 12 meses após a saída de todas as emissoras. “Nesse sentido, e considerando que a faixa leiloada só poderá ter utilização plena em 2019, a Companhia [Oi] decidiu manter a sua estratégia de investimento em projetos estruturantes de rede que atendam aos objetivos de melhoria do nível de qualidade e percepção dos serviços prestados aos seus clientes no acesso fixo e móvel e reforçar os investimentos em aumento de cobertura e capacidade da rede móvel e na expansão de banda larga e TV paga, numa lógica multiprodutos e convergência a nível nacional”, diz a Oi no fato relevante.

Comente agora
23
Set
Participante de 'A Fazenda' sobre Luan Santana: "Peguei e peguei bem pegado"
Postado por: Letícia Oliveira / 12:04h

No fim de semana uma festa movimentou os confinados da 'Fazenda 7', na Record, e uma das participantes fez altas revelações.  A modelo Lorena Bueri não se conteve quando quando começou a tocar a música 'Sogrão Caprichou', de Luan Santana, e confessou que teve um breve affair com o sertanejo. "Peguei e peguei bem pegado. O bicho é f.... Come pra c..., beija pra c...", disse ela, exaltando a performance do cantor. Para quem não se lembra, em setembro de 2012, um possível caso entre eles chegou a ser noticiado. Na ocasião, Lorena começou a ser vista com frequência em shows de Luan, mas nenhum dos dois chegou a confirmar o caso.

Comente agora
23
Set
Confira a nova coleção da Dumond na Cometa Calçados em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:03h

Cometa Calçados em Santo Antonio de Jesu está com novidade, agora com  grandes marcas como a Dumond.  Aém disso você ainda pode dividir sua compra em até 10x no cartão de crédito ou crediário próprio. Ande na moda com calçados da Cometa Calçados.

Endereço: Rua Ladulfo Alves – Centro , Santo Antônio de Jesus

Comente agora
23
Set
Vereador de S. A. de Jesus sobre denúncia de supersalários: "Quem tem telhado de vidro, não pode jogar pedras para cima"
Postado por: Letícia Oliveira / 12:03h

A seção que aconteceria na noite de ontem (22), foi cancelada devido à falta de quórum na Câmara Municipal de Vereadores. O vereador de Santo Antônio de Jesus, Gilson Bastos, que se fez presente, assim como os demais edis SG Vinícius, Marcos Muniz e Antõnio Nogueira, destacou que dentro do regimento interno o presidente da Câmara em exercício tem minutos de tolerância até os vereadores chegarem a seção, mas devido ao não comparecimento da maioria, a mesma foi encerrada. “O vereador Tom me falou que eles foram acompanhar um candidato a governo em Cruz das Almas e eu entendo que eles ficaram ausentes, mas isso não justifica, pois há apenas uma seção na semana”, frisou, acrescentando que já faltou apenas duas vezes por força maior. O edil frisou que as pessoas atingidas pelas acusações do vereador Tom, no que diz respeito aos supersalários, citados pelo mesmo em outra entrevista, deveriam comparecer a Câmara para comparar as duas gestões e provar que havia supersalários na administração municipal passada. “Quem tem telhado de vidro, não pode jogar pedras para cima. Vamos ajudar o prefeito a realizar obras em Santo Antônio de Jesus para estruturar nossa cidade”, avisou. Conforme ele, a próxima seção acontecerá na segunda-feira (29).

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
23
Set
Ebola: infecções podem triplicar para 20 mil até novembro, diz OMS
Postado por: Letícia Oliveira / 11:35h
As infecções pelo vírus ebola podem triplicar para 20 mil casos até novembro, aumentando em milhares todas as semanas, caso os esforços para conter o surto não sejam reforçados, advertiu hoje (23) a Organização Mundial da Saúde (OMS). "Se não travarmos a epidemia muito em breve, isto vai passar de um desastre para uma catástrofe", disse Christopher Dye, o responsável de estratégia da OMS e coautor de um estudo divulgado hoje. Caso não seja controlado, o surto pode arrastar-se por anos e possivelmente tornar-se endêmico na África Ocidental, onde já matou mais de 2,8 mil pessoas. "Sem melhorias drásticas nas medidas de controle, o número de casos do vírus e de mortes devido ao ebola deverá continuar a aumentar de centenas para milhares por semana nos próximos meses", aponta o estudo. "Preferimos apontar as projeções até dia 2 de novembro, mas se avançarmos para 2 de janeiro [2015], [o número de vítimas] pode ser de centenas de milhares", disse Dye aos jornalistas em Genebra, onde fica a sede da organização. O responsável admitiu que o receio é que o ebola se torne uma característica "mais ou menos permanente" da população humana. (Agência Brasil)
Comente agora
23
Set
Bahia deve mais de um mês de salários a alguns jogadores
Postado por: Letícia Oliveira / 11:23h

Nos bastidores do futebol baiano, corre a notícia de que o Bahia ainda não pagou o mês de agosto aos jogadores. O clube, inclusive, solicitou adiantamento de parte da cota de TV de 2015 à Rede Globo para pagar as dívidas. Mas, nesta segunda-feira (22), o Galáticos Online teve acesso a uma informação que mostra que a situação é ainda pior. O Tricolor acabou prejudicando alguns de seus próprios jogadores. Enquanto uns têm um mês de salários a receber, outros têm dois. isso mesmo. Um destes prejudicados é o atacante Rhayner, que ainda sequer recebeu os vencimentos do mês de julho. O volante Feijão também vive situação semelhante. No seu caso, o jogador ainda não recebeu seus direitos de imagem. A assessoria de comunicação do Bahia justificou os atrasos como "problemas nas contas bancárias de alguns atletas". O clube ainda revelou que o técnico Gilson Kleina e o diretor de futebol Rodrigo Pastana passam pela mesma situação. Além disso, o Esquadrão segue em dívida com todo o elenco quando o assunto são as premiações. O clube segue com bichos por metas alcançadas em atraso.

Comente agora
23
Set
Coordenador da 4ª Coorpin diz estar aguardando posicionamento da CONDER para construção de nova Delegacia em Amargosa
Postado por: Letícia Oliveira / 11:20h

Meses após a situação que chocou a cidade de Amargosa, que foi a morte da garotinha de apenas um ano, morta por um tiro na cabeça dentro de casa, o município já voltou ao normal no dia a dia. Vale lembrar que a Delegacia de Amargosa foi incendiada pela população e outro prédio foi usado para instalação da mesma. Em entrevista a Recôncavo FM, o Coordenador da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Roberto Guimarães, informou que Amargosa está em tranquilidade, uma vez que o novo delegado Dr. Adilson Bezerra vem fazendo um excelente trabalho. “Existem hoje mais de 25 presos na delegacia de Amargosa, muitos flagrantes sendo lavrado, mas estamos sem a carceragem lá, sendo esses presos distribuídos por delegacias da região. O trabalho está sendo feito com muito louvor, diga-se de passagem”, afirmou. Segundo Dr. Paulo, a solicitação de uma nova delegacia para o município está em pauta, mas cabe a administração da Polícia Civil deliberar quando será feito esse Complexo Policial, já que está sendo estudado um processo de licitação e planejamento. Ele contou que desde o momento em que o prédio pegou fogo a CONDER esteve no local, vistoriou o prédio e falou que seria feito um projeto no sentido de um Complexo em Amargosa ou a construção de um novo prédio. “Estamos aguardando posicionamento da CONDER”, ressaltou. Sobre as pessoas envolvidas no ato de vandalismo, que destruiu a delegacia, Guimarães disse que o inquérito ainda não foi concluído, mas algumas pessoas já foram ouvidas, alguns envolvidos foram identificados e todos responderão na justiça pelos atos praticados.

Tráfico de drogas em Nazaré: A cidade de Nazaré das Farinhas está tendo um grande número de situações correspondentes ao tráfico de drogas. Com relação a isso, Dr. Paulo salientou que o delegado da cidade é competente, referindo-se a Dr. Maia, que tem desenvolvido ações há 15 dias atrás, tomou conhecimento de situações envolvendo drogas no Bairro Cajueiro, foi até o local com a Polícia Militar e foi recebido a tiros, revidou e na oportunidade não prendeu ninguém, mas houve ação no intuito de coibir essa prática criminosa. “Estamos levantando novas informações no intuito de fazer novas operações naquela localidade”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
23
Set
Governo 'afugentou' investimento privado em infraestrutura, diz Aécio
Postado por: Letícia Oliveira / 10:56h

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, afirmou, em entrevista gravada na segunda-feira (22) e transmitida nesta terça (23) pelo “Bom Dia Brasil”, que o governo “afugentou” o investimento privado no Brasil nos últimos anos.  Segundo o presidenciável, o governo petista “demonizou” ações como as parcerias público-privadas (PPP) e concessões. “Foi o  atual governo que afugentou durante dez anos os investimentos privados que seriam parceiros, por exemplo, na nossa infraestrutura. Esse governo demonizou, por dez anos, PPPs, concessões, privatizações, quase que os considerando crimes de lesa-pátria. Perdemos dez anos e esses investimentos, que poderiam ajudar o Brasil a ser mais competitivo”, disse Aécio. O candidato destacou que o país cresceu mantendo a mesma média dos demais países da América Latina entre 1995 e o início do governo Dilma, mas que passou a sofrer queda na economia nos últimos três anos. “O Brasil fracassou. A atual presidente da República fracassou na gestão da economia, fracassou na gestão do estado, e fracassou na melhoria dos nossos indicadores sociais [ ...].

Comente agora
23
Set
"Parece, mas não é" diz Viviane Araujo sobre seu suposto vídeo de sexo
Postado por: Letícia Oliveira / 10:47h
Um vídeo bombou na internet nesta segunda-feira (22). Nas imagens, uma mulhler, supostamente a atriz Viviane Araújo, faz sexo com um homem praticamente no meio da rua. Apesar da semelhança fisicamente, a rainha de bateria de bateria da Salgueiro negou ter sido ela e até se divertiu com a situação. De acordo com o colunista Léo Dias, do jornal O Dia, em entrevista a coluna, a atriz riu ao ser questionada sobre o assunto e esclareceu a situação. "“Não sou eu não (risos). Estou bem tranquila quanto a isso. Minha advogada já me enviou um vídeo. Parece, mas não é", disse ciente sobre o vídeo. Segundo Viviane, no dia e hora mostrada no vídeo, ela estava com amigos. Nesse dia, no horário, estava chegando do samba com uma van. Eu e uns amigos. Eu não sei quem é esse homem que está no vídeo. Se fosse com o Radamés, eu não teria nem como negar. Mas eu não conheço aquela pessoa. Já estamos tomando as providências necessárias para quem sair por aí dizendo que sou eu”, afirmou. A negativa da sambista foi confirmada com provas. A advogada de Viviane divulgou fotos com detalhes comprovando onde a atriz estava na hora e no dia em que o vídeo foi gravado.
Comente agora
23
Set
TRE-BA e Coelba se reúnem e definem últimos ajustes para as eleições de 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 10:41h

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Lourival Almeida Trindade, e o Diretor-Geral do órgão, André Beserra, se reuniram, nesta segunda-feira (22), com o Superintendente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Sérgio Souto Maia. A reunião teve o objetivo de discutir ações para garantir fornecimento de energia dentro da normalidade nos locais de votação. Durante o encontro, a Coelba se comprometeu a inspecionar os circuitos de energia de todas as Zonas Eleitorais do Estado no período pré-eleitoral. Além disso, a Companhia vai manter equipes de prontidão no dia 5 de outubro, incluindo o período de totalização dos votos e a divulgação dos resultados nos centros de apuração. (Metro1)

Comente agora
23
Set
S. A. de Jesus: Capitão da PRE anuncia chegada de novo equipamento para redução de acidentes provocados por animais nas rodovias
Postado por: Letícia Oliveira / 10:29h

A Polícia Rodoviária Estadual já tem um novo posto de fiscalização na região de Santo Antônio de Jesus, que era um sonho, que foi realizado há alguns meses. Em entrevista a Andaiá FM, o Capitão Novato da PRE, destacou que hoje a PRE pode trabalhar em um lugar mais confortável e seguro, dispondo diariamente de uma viatura para ocupar diversos locais como as BAs que ligam Varzedo, Amargosa, Muniz Ferreira, Nazaré, Salinas das Margaridas, Entroncamento de São Roque, Sapeaçu, Castro Alves e Piraí do Norte, que raramente era possível de serem ocupados, pela carência de material humano e técnico, “a implementação desse novo custo surgiu de uma maneira tão agressiva para nós, que nos dá meios de condições de trabalho não só fixo naquele novo posto, mas de nos deslocarmos a locais antes pouco vistoriados”, disse. Segundo ele, naturalmente quando se amplia a quantidade de locais de abordagem há uma tradução na quantidade de veículos notificados e fiscalizados, de cidadãos orientados sobre as formas de conduções no trânsito. “Antes tínhamos três pontos fixos, sendo em Santo Antônio de Jesus, Valença e Ilha de Itaparica, hoje trabalhamos com esses e quase que diariamente com a nossa base móvel, que ajuda a fazer ações direcionadas, seja elas no combate a veículos de transporte de cargas com excesso de peso ou transporte clandestino de passageiros”, destacou, acrescentando que a diminuição desse tipo de transporte ocorreu também por conta das blitz volantes implementadas na região. De acordo com o Capitão, o planejamento de qualquer tipo de operação segue para o Batalhão Rodoviário de Salvador com cerca de 120 dias de antecedência. “Já encaminhamos nosso planejamento e está sendo analisado pelo nosso Comandante, que conhece nossas dificuldades e tem sido muito sensível nesse aspecto”, afirmou, comentando que espera trazer para o município no mês de outubro um novo equipamento que auxiliará bastante na redução de acidentes nas rodovias e auxiliará no recolhimento dos animais soltos nas vias.

Operação Verão e Final de Ano: A respeito da Operação Verão e Final de Ano, o entrevistado afirmou que todas as unidades da polícia hoje tem uma carência no quantitativo, porém é esperado que isso seja suprida com montante em horas extras, “esperamos poder usar nossos policiais em momentos de folga para que eles possam fazer as ações diuturnamente em nossa região, além disso, acreditamos na chegada de mais viaturas”, completou. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
23
Set
Após falha na divulgação da Pnad, governo quer saída de presidente do IBGE
Postado por: Letícia Oliveira / 10:09h
O Palácio do Planalto avalia que a melhor saída para a crise envolvendo os erros do IBGE na divulgação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) que vieram à tona na sexta (19), é a presidente do órgão, Wasmália Bivar, pedir demissão. O governo, porém, não pretende tomar nenhuma decisão antes de concluídas as duas sindicâncias abertas para apurar a responsabilidade pelos erros. Na sexta, o IBGE divulgou que o peso das regiões metropolitanas havia sido superestimado em sete Estados, alterando resultados de vários indicadores. Reportagem desta terça-feira (23) mostra que o clima no IBGE continua tenso após os erros da Pnad, mas a avaliação é que o tom do governo "baixou" e que a presidente Wasmália Bivar não pretende se demitir. Com a distorção na Pnad, o índice de Gini do trabalho (medida da desigualdade a partir da distribuição dos rendimentos do trabalho) de 2013, por exemplo, foi divulgado como sendo 0,498; pelo cálculo correto, seria 0,495, contra 0,496 em 2012 (quanto mais perto de 1, maior a desigualdade). Segundo a Folha apurou, a presidente não quer se precipitar, para não ser acusada de cometer injustiças, mas sua equipe acredita que houve falha técnica grave, que recomendaria o afastamento da presidente do IBGE. A expectativa dentro do governo era que Wasmália pedisse para deixar o cargo na semana passada, tão logo ficou constatado o erro. A equipe da Casa Civil avaliava que o pedido contornaria imediatamente o problema.
Comente agora
23
Set
Corpo encontrado na raia olímpica da USP é de estudante desaparecido
Postado por: Letícia Oliveira / 10:06h

O corpo encontrado na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) na Cidade Universitária, na Zona Oeste, na manhã desta terça-feira (23), é do estudante Victor Hugo Santos, que desapareceu na madrugada de sábado (20) em uma festa dos 111 anos do Grêmio Politécnico no Velódromo da USP. O delegado do 93º DP (Jaguaré), Paulo Bittencourt, que investiga o caso, esteve no local pela manhã e disse que se trata de jovem. “Uma parente veio aqui e confirmou”, disse. Segundo ele, aparentemente, não há marcas de agressão no corpo. Victor Hugo, de 20 anos, cursava design gráfico no Senac e havia ido ao evento acompanhado de amigos. Segundo o estudante Artur Sarmento, os shows já tinham acabado quando o jovem desapareceu. "A gente estava saindo da festa. Ele falou: ‘Eu vou buscar uma cerveja’. E nisso a gente se desencontrou”, disse. O jovem se separou dos amigos por volta das 4h30.

Comente agora
23
Set
Culinária do Dia: Picadinho de carne assado
Postado por: Letícia Oliveira / 10:02h

Ingredientes

. 1 kg de alcatra cortada em cubos médios
. Sal e pimenta a gosto
. 1 maço de ervas (alecrim, salsa, orégano, tomilho e manjericão) 
. 1/4 xícara (chá) de azeite
. 1 e 1/2 xícara (chá) de caldo de carne
. 2 cebolas cortadas em pétalas
. 500g de batata pré-cozidas
. 2 cenouras cortadas em cubos
 

Modo de preparo: Tempere a carne com o sal e a pimenta. Em uma assadeira, coloque a carne, o maço de ervas, regue com o azeite e o caldo de carne. Tampe com papel alumínio e leve para assar no forno pré-aquecido durante 1 hora ou até a carne ficar bem macia. Retire o papel alumínio, misture a cebola cortada, a batata e a cenoura. Cubra novamente com o papel alumínio, volte ao forno e deixe assar até os legumes ficarem macios. Sirva em seguida regada com o molho que se formou na assadeira. Dica: Sirva com arroz ou com macarrão.

Comente agora
23
Set
Menor cidade da Bahia tem diminuição no número de eleitores
Postado por: Letícia Oliveira / 09:59h

Mesmo com o aumento na população, Catolândia, menor município da Bahia, localizado no oeste do estado, teve queda no número de eleitores após uma nova avaliação do cartório eleitoral da cidade. O recadastramento biométrico feito entre agosto de 2013 e janeiro deste ano aponta que o município tem 3.644 habitantes, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e 2.771 eleitores conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A revisão no número de eleitores foi realizado porque na última eleição, em 2012, a situação foi contrária. O número de eleitores era maior que a população, o que chamou a atenção da Justiça Eleitoral. Nesse período, o número de habitantes era de 2.612, enquanto o número de eleitores chegou a 3.198. 

Comente agora
23
Set
Giovanna Antonelli causa polêmica ao posar ao lado de pedinte em Madri
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:48h

Uma imagem um tanto quanto curiosa chamou a atenção dos internautas nesta segunda-feira (22). A atriz Giovanna Antonelli, que tem feito curso de interpretação em Madri, posou em frente a um famoso mercado local e compartilhou a imagem no perfil do Instagram. Até aí tudo bem se não fosse o fato de que um pedinte aparecesse na foto ao lado da artista. Não demorou muito e a global foi 'atacada' pelos seguidores na rede social, já que a imagem expõe o rapaz. "Contraste: a rica e o mendigo. Foto estranha", comentou um. "Que triste esse rapaz no canto. Lamentável", escreveu outro. "Deu uma moeda pro moço aí no chão?", questionou a internauta. "Mercado muito bom, mas alguém reparou que tem um mendigo no chão? Um pouco sem noção", criticou um seguidor.  Mesmo após as críticas, Giovanna não deletou a postagem. Pouco depois, ela voltou à rede social e publicou uma nova foto com a frase "a vida é muito curta para ser pequena". Na legenda, a atriz completou: "Boa noite! #ficaadica". (Ibahia)

Comente agora
23
Set
Maré baixa suspende travessia no sentido Mar Grande para Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 09:48h
Por conta da maré baixa nesta terça-feira (23), o serviço do sistema Salvador-Mar Grande foi suspenso às 8h30 e será retomado às 11h30, mas somente no sentido de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica para a capital. Saindo de Salvador, o atendimento é normal, com as embarcações saindo do Terminal Náutico e desembarcando os  passageiros  no terminal do sistema ferryboat, em Bom Despacho. As embarcações do sistema não contam com profundidade suficiente no canal do Terminal de Vera Cruz para realizar as manobras. O sistema está operando com oito embarcações e horários de 30 em 30 minutos.  A travessia atenderá hoje até as 20h, último horário saindo de Salvador, e até as 18h30, que será a última saída de Mar Grande. A travessia Salvador-Morro de São Paulo registra boa procura. A viagem para Morro dura em média 2 hora e 20 minutos. A passagem custa R$ 75 e pode ser adquirida no momento do embarque nos guichês do Terminal Náutico da Bahia. Saindo de Salvador, os horários são os seguintes: 8h30m, 9h, 10h30m, 13h30 e 14h30. Saídas de Morro de São Paulo – 9h, 9h30m,  12h30m e 15h.
Comente agora
23
Set
Veja aponta novos nomes do PT baiano ligados a irregularidades do Instituto Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:45h

Novos nomes de petistas baianos foram apontados pela revista Veja, na noite desta segunda-feira (22), como beneficiários de um suposto esquema de desvio de dinheiro público de programas sociais para campanhas eleitorais do partido dos trabalhadores. Entre os colocados em xeque pela delatora e presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele, estão: os deputados federais Nelson Pellegrino, Zezéu Ribeiro (atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado) e Afonso Florence, o atual presidente da Embratur, José Vicente Lima Neto, o ex-secretário de Saúde do governo Jaques Wagner e atual candidato a deputado federal Jorge Solla, o ex-superintendente de Educação Clóvis Caribé, a deputada estadual Maria Del Carmen, militantes e dirigentes do PT na Bahia. Ainda de acordo com a publicação online da revista, a promotora do Ministério Público (MP-BA) Rita Tourinho irá ouvir as pessoas citadas por Dalva Sele. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Set
Maioria dos baianos considera governo de Jaques Wagner na Bahia regular
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:43h

Para 39% dos eleitores baianos, o governo do petista Jaques Wagner foi considerado regular. A estimativa foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Babesp. Ainda de acordo com o levantamento, 29% dos entrevistados consideraram ótimo ou boa a gestão do atual governador da Bahia, enquanto 26% classificaram com ruim ou péssima. Destes, 6% não souberam responder. Jaques Wagner conseguiu garantir 51% de aprovação do seu governo, em detrimento dos 39% insatisfeitos. Já a presidente Dilma Rousseff teve a sua gestão avaliada como ótima ou boa por 47% dos eleitores baianos. Ainda em relação à estimativa, 35% dos entrevistados consideraram que o governo da também candidata à reeleição foi regular e 17% achou ruim ou péssima. 1% não soube responder. A pesquisa ouviu dois mil entrevistados e está protocolada sob o registro BA-00021/2014. (BN)

Comente agora
23
Set
Falta d'água deve continuar na primavera
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:42h

A primavera, que começa às 23h29 desta segunda-feira (22), deve ser caracterizada por temperaturas um pouco acima do normal para a estação e por chuvas dentro do normal na maior parte do país. Apesar disso, as chuvas não devem ser suficientes para resolver o problema de falta d’água nos reservatórios, de acordo com meteorologistas. A estação vai até o dia 21 de dezembro.

Temperatura
De acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, da empresa de meteorologia Climatempo, a tendência é que, na primavera, a temperatura fique de 2ºC a 3ºC acima da média nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No Sul, a temperatura pode ficar até 3ºC acima da média. O fenômeno El Niño deve influenciar o clima da estação, segundo a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia. Mas não é o El Niño clássico, quando a água se aquece no litoral do Peru e gera instabilidades. Desta vez, é um El Niño fraco, que está acontecendo na região central do Pacífico. “Qualquer alteração na temperatura do Pacífico altera a circulação geral da atmosfera e altera os regimes de chuva em todo o globo e também no Brasil. Se o oceano está mais aquecido, a atmosfera também responde a essa condição”, diz Olívia.

Comente agora
23
Set
Esquecer de cuidar da moto significa se arriscar em duas rodas
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:38h

Prevenir é melhor do que remediar. Mais do que um provérbio, esta é uma atitude que deve nortear a vida do motociclista. Na pilotagem, prever o que pode ocorrer à frente é preceito básico, mas a manutenção preventiva é uma exigência para qualquer motociclista que deseje cuidar de seu veículo e também de sua integridade física. O que pode fazer um cidadão que optou pelo guidão e que nem por isso deseja se tornar um expert em manutenção para evitar problemas? Capacidade de observação e, claro, muito bom senso, é a resposta. Abaixo você encontrará algumas orientações para a tarefa de deixar a sua moto em dia.

1) Pneus

Um bom começo para evitar problemas é aprender a observar os pneus. Veículos de duas rodas dependem de movimento para alcançar equilíbrio, além disso tem área de contato com o solo mínima – equivalente ao tamanho de um cartão de crédito. Isso dá aos pneus brutal importância. A rotina de observação diária não alterará o desgaste da banda de rodagem, porém pode detectar anomalias como bolhas, deformações ou o mais comum, simples e muito perigoso pneu murcho. Verificar semanalmente a pressão dos pneus assim como respeitar os valores recomendados pela fábrica é fundamental. E tão importante quanto a verificação frequente da pressão dos pneus é treinar o olho para identificar um pneu “murchinho” como aquela laranja que rolou para trás da geladeira há mais de um mês. Pneus inflados incorretamente causam evidentes problemas de dirigibilidade: o guidão fica pesado, as respostas às mudanças de direção são estranhas, furos e rasgos ocorrem com mais facilidade e, em casos extremos, o pneu pode sair do aro com imprevisíveis consequências, todas ruins. Se cheio demais, o pneu não “copia” os defeitos da pista, transmitindo irregularidades do solo às mãos de maneira desconfortável e prejudicando a estabilidade do veículo.

2) Correntes e transmissão

Comente agora
23
Set
Ziilu exige que Zezé Di Camargo termine relacionamento com Graciele Lacerda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:21h

Zilu Godoi parecia ter aceitado o fim do casamento com Zezé Di Camargo, mas não é bem assim. De acordo com a coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra" desta terça-feira (23), ela tem telefonado com frequência para o ex-marido exigindo que ele coloque um ponto final no namoro com a jornalista capixaba Graciele Lacerda. Segundo a publicação, Zilu e Zezé discutiram no final de semana por causa disso. Em seu perfil no Instagram, o sertanejo postou uma foto com uma mensagem enigmática: "A madrugada é a tristeza da solidão, antagonicamente companheira das reflexões. Sozinho vejo meus erros, acertos e devaneios. O ser humano é assim: complexo! Nem tudo que os olhos veem é a verdade, nem tudo que se ouve é a verdade. Acredite apenas nas suas atitudes. Nunca vi ninguém vencer com a verdade dos outros. Quando você vem aqui e fala de mim, você está esquecendo de pensar em você mesmo. Pense apenas que não tenho que ser o que você quer ou pensa. Pense no que você pode ser e onde você pode chegar. Sou um vencedor e você pode ser também! O mesmo Deus que me ama, ama você também. A escolha é sua! Ou você vive a sua vida e seja feliz, ou vive a minha e seja infeliz. Fica a dica!". Zilu Godoi, que está loira novamente, está solteira desde o fim de seu namoro de três meses com o sertanejo Zé Henrique. Ela se divorciou oficialmente de Zezé no começo de julho e negou que receberia pensão de R$ 100 mil mensais do cantor. "Não foi definida pensão. Vou continuar recebendo o pró-labore das empresas em que nós temos sociedade", afirmou ela sobre uma construtora e a Camargo, que administra fazendas e imóveis. 

Comente agora
23
Set
Homem tem cem orgasmos por dia, mas não consegue manter relações sexuais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:08h

Cem orgasmos por dia. A situação do americano Dale Decker, 37 anos, que sofre da Síndrome da Excitação Genital Persistente é aparentemente prazerosa, mas se torna constrangedora e incômoda. Pai de dois filhos e natural de Wisconsin, Decker sentiu os primeiros sintomas ao se dirigir ao hospital após ter deslocado um disco nas costas. Ele ejaculou cinco vezes no trajeto entre sua casa e a unidade médica, e desde então os orgasmos são diários e constantes. “Imagine estar de joelhos, no funeral do seu pai ao lado de seu caixão, dando adeus a ele, e então você tem nove orgasmos ali mesmo, enquanto sua família inteira está em pé atrás de você", relatou ele, para quem “isso faz com que você nunca mais queira ter um orgasmo”, acrescentou. Decker afirma que as sensações são boas fisicamente, mas o deixam revoltado, o que torna a situação desconfortável e o faz ter medo de sair de casa. “Se você está em público, está em frente de crianças”, observa. Segundo ele, apenas sua esposa, April e seus dois filhos compreendem sua condição. Apesar da excitação persistente, o homem não consegue satisfazer sexualmente sua esposa, já que a síndrome não permite que ele complete a relação da forma mais adequada. “Já tentei ler a respeito, fui a médicos, mas ninguém me ajudou. Não sei o que vou fazer.

Comente agora
23
Set
Stº. Antº. de Jesus: Mulher em motocicleta dispara tiros contra outra pessoa na Urbis IV
Postado por: Letícia Oliveira / 09:06h

Um fato inusitado assustou os moradores da Urbis IV em Santo Antônio de Jesus durante o final de semana. Conforme foi relatado, uma mulher deflagrou disparos de arma de fogo contra sua rival no local. De acordo com a polícia, ela estava no carona de uma motocicleta, quando começou a atirar, tentando atingir a vítima. Ainda segundo a PM, a acusada possui passagens pela polícia e tem envolvimento com drogas. Ela já foi identificada e a polícia está realizando investigações com intuito de prendê-la.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
23
Set
Governo impõe apoio de prefeitos a seu candidato, acusa Lídice
Postado por: Letícia Oliveira / 09:03h

A candidata a governadora Lídice da Mata (PSB) fez duras críticas a seu adversário do PT, Rui Costa, acusando-o de utilizar a máquina do Governo do Estado para cooptar os prefeitos do interior, levando-os a apoiar a candidatura dele. “Estamos chegando nessas eleições ao ponto máximo do domínio do poder econômico. Não é à toa que o candidato do governo anda alardeando que tem 340 prefeitos a apoiá-lo. Isso ocorre porque a máquina do Estado impõe esse apoio aos prefeitos”, afirmou, em entrevista ao programa Opinião, na Rádio 93 FM, de Alagoinhas. Ela estendeu as críticas também ao ex-governador Paulo Souto, dizendo que o candidato do DEM se apoia na máquina da Prefeitura de Salvador. Para Lídice, os dois adversários abusam do poder econômico. “Basta as pessoas olharem nas ruas a quantidade de placas colocadas por eles nos espaços públicos. A confecção e a colocação dessas placas têm um custo muito alto”, afirmou. Lídice disse que sua candidatura significa uma alternativa para a população descrente no atual modo de fazer política.

Comente agora
23
Set
Judiciário: Volume de processos bate recorde no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 09:00h

O número de processos no Judiciário brasileiro bateu recorde em 2013. Pelo menos 95,14 milhões de ações tramitaram nas varas e tribunais, sendo que 70% já estavam em curso desde o ano de 2012. Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o número de casos novos também foi o maior da história: 28,3 milhões. A taxa de congestionamento voltou a subir, de 70% para 70,9%, o que vale dizer que apenas 29 em cada cem processos chegaram à fase final. Na liderança está o Tribunal de Justiça de São Paulo, que tem a maior taxa de congestionamento do país. De cada cem processos que tramitaram no ano passado, só 18 foram encerrados.

Comente agora
23
Set
Estiagem: Governo federal reconhece situação de emergência em cidades baianas
Postado por: Letícia Oliveira / 08:58h

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nessa segunda-feira (22) a situação de emergência das cidades baianas de Candiba, no sudoeste  do estado, Coribe no extremo-oeste baiano e Mairi, no centro-norte, por conta da estiagem que atinge algumas regiões da Bahia. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e reconhece a situação de emergência por desastres climáticos em outras 12 cidades brasileiras. 

Comente agora
23
Set
Mulher chamada de 'vaca' no trabalho deve receber R$ 10 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:58h

O Tribunal Regional do Trabalho condenou a rede de supermercados Supermaia a pagar R$ 10 mil a uma auxiliar de tesouraria por “permitir” bullying no ambiente de trabalho. De acordo com o processo, ela sofria humilhações, maus-tratos e frequentemente era chamada de “vaca” pelos colegas. O G1 tentou falar com a assessoria de imprensa por telefone, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem. Cabe recurso à decisão. A mulher alega que foi escrito “vaca” ao lado do nome dela no livro de pendências da empresa – onde os funcionários escreviam reclamações e pendências funcionais. O xingamento também era usado quando chegava ao refeitório. Ela diz que pediu para ser transferida de unidade, mas não foi atendida. De acordo com o juiz da 11ª Vara do Trabalho, Gilberto Augusto Leitão Martins, era evidente o desconforto sentido pela mulher. O magistrado também afirma que havia descuido diante da supermercado com a situação. “O ambiente de trabalho é pernicioso e promíscuo, conduta estigmatizada pela legislação trabalhista, tipificada como falta grave patronal, alínea 'e' do art. 483 da CLT. Compete ao empregador zelar pela integridade física e mental de seus empregados no ambiente de trabalho, devendo cuidar para que as relações interpessoais sejam respeitosas”, declarou.

Comente agora
23
Set
Aprenda a tirar a mamadeira e evitar cárie nos bebês
Postado por: Letícia Oliveira / 08:56h

Hoje em dia é comum ver crianças tomando mamadeira desde muito cedo ou ainda prolongando esse hábito por anos. Porém, além de ser uma das grandes responsáveis pela incidência de cárie, a mamadeira pode ser tornar um problemão na hora de ser substituída pelo copo. Para Rosana de Fátima Possobon, coordenadora do Cepae (Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais) da UNICAMP, o ideal seria que a mamadeira nunca fosse introduzida na vida da criança. “O certo é amamentar a criança exclusivamente com leite materno até, pelo menos, o sexto mês de vida e, em seguida, fazer à introdução adequada de alimentos", diz.  Ao tomar bebidas doces na mamadeira, como leite com açúcar, achocolatados e até suco de caixinha, a criança tem grandes chances de desenvolver cárie (também conhecida como cárie de mamadeira). O que agrava ainda mais o cenário é quando há o hábito da mamadeira para dormir. Isso porque, dificilmente a mãe consegue higienizar a boca do filho com perfeição por ele estar sonolento. Além disso, o uso da mamadeira está associado ao desmame precoce, à alteração na arcada dentária e músculos da face e da língua e à ingestão inadequada de nutrientes. “O uso prolongado pode alterar o funcionamento de alguns músculos e comprometer funções como engolir, falar e respirar e também a simetria da face”, diz a especialista. 

Comente agora
23
Set
Presos serram grade e fogem de delegacia no oeste da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 08:56h

Seis presos fugiram após serrarem a grade da delegacia de Luis Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, na segunda-feira (22).  De acordo com a Polícia Militar, o grupo responde por homicídios e tráfico de drogas. Todos são considerados de alta periculosidade. Até por volta das 8h20 desta terça-feira (23) nenhum preso havia sido recapturado pela polícia em Luis Eduardo Magalhães. (G1)

Comente agora
23
Set
Mestre de capoeira é morto por homem a cavalo em Lauro de Freitas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:54h

Na tarde da última segunda-feira (22), um mestre de capoeira foi assassinado em Areia Branca, Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, de acordo com informações da Central de Polícia (Centel). A vítima, Demário Soares de Santos, 33 anos, que estava sozinha e foi baleada depois de ser atraída pelo agressor, foi baleada em várias partes do corpo. Demário morreu no local e o suspeito fugiu. A polícia informou ainda que o autor do homicídio chegou ameaçar o capoeirista no último domingo (21) depois que ele chutou seu cavalo. A Delegacia de Homicídios de Lauro de Freitas investiga o caso. (Bocão News)

Comente agora
23
Set
Comandante do 14º BPM faz balanço das ocorrências do final de semana em Stº. Antº. de Jesus e região
Postado por: Letícia Oliveira / 08:51h

Durante o final de semana houve uma tentativa de homicídio por arma branca no Alto Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus e na cidade de Laje uma ação criminosa contra um cigano. Para fazer esclarecimentos sobre o assunto, o Comandante do 14º BPM, Tenente Coronel Luziel Andrade, foi entrevistado pela Andaiá FM.

Tentativa de homicídio em Laje: Segundo o Coronel, houve uma tentativa de homicídio no município de Laje contra um cigano, no último sábado (20). Ele explicou que o cigano estava em sua tenda, quando foi surpreendido pelos acusados, vindo a ser alvo do ato delituoso.

Tentativa de homicídio no Alto Santo Antônio: Conforme o entrevistado, o fato ocorrido no Alto Santo Antônio se deu diante de uma confusão, onde uma pessoa foi atingida com uma facada e foi conduzida para o hospital. Outra situação comentada por Andrade, foi o tiroteio ocorrido no local conhecido como Paredão, onde uma outra vítima foi atingida por tiros. O Coronel ressaltou que não houve vítimas fatais, porém a incidência de quantitativo de tentativa de homicídio é preocupante e, por esse motivo, foi intensificado as operações com mais guarnições.

Operação Intensificação em Amargosa: O Coronel Luziel informou que, assim como em Santo Antônio de Jesus, em Amargosa está sendo realizada a Operação Intensificação, porém com uma constância maior, até mesmo por causa do ocorrido há alguns meses e também para manter o nível de segurança aceitável na cidade, até a formação dos alunos, onde é esperado que seja destinado um número para efetivo da companhia.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
23
Set
Novo visual? Latino aparece com franjão em foto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:51h

Latino usou o Instagram, nesta terça-feira, 23, para mostrar uma foto onde ele aparece com um franjão. "Bom dia meu povo !!! Hoje tem show em IBIRÁ/SP. Vamos com tudo!! #BaileDoLatino", escreveu ele. O novo visual não foi muito bem aceito por seus seguidores. "Adoro você ! Mas, só você, o topote nada a ver", escreveu uma seguidora. "Virou EMO", brincou outro fã.

Comente agora
23
Set
Bahia é o 3º Estado no Nordeste com mais candidatos barrados pela Justiça
Postado por: Letícia Oliveira / 08:23h

Quarto maior colégio eleitoral do País, a Bahia configura como o 10º estado do Brasil, e o terceiro da Região Nordeste, com mais impugnações conforme o último levantamento do Ministério Público Eleitoral (MPE), divulgado no final de agosto. No universo de 1.092 pedidos de registros de candidatura no Estado, o MPE apontou 30 candidatos irregulares, destes, 28 barrados por conta da Lei da Ficha Limpa, legislação que impede condenados em segunda instância pela Justiça de participar das eleições. Deverão aumentar a lista dos barrados pela Lei da Ficha Limpa na Bahia, no futuro levantamento, mais dois nomes: José Nilton Azevedo Leal (DEM), ex-prefeito de Itabuna e candidato a deputado estadual; e Hildécio Meireles Filho (PMDB), ex-prefeito de Cairu e candidato a deputado estadual. Ambos tiveram as candidaturas barradas pelo Tribunal Superior Eleitoral no último dia 21 de setembro. Com estas novas duas impugnações, a Bahia continua atrás do Rio Grande do Norte, com 86 contestados, e do Piauí, com 79 impugnados. A decisão quanto à candidatura de José Nilton, mais conhecido como Capitão Azevedo, se refere à rejeição de contas públicas apontadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia nos exercícios de 2009, 2010, 2011 e 2012 quando ele era prefeito de Itabuna. (Tribuna)

Comente agora
23
Set
Ibama libera construção do Porto Sul na BA; obras vão custar R$ 5,6 bi
Postado por: Letícia Oliveira / 08:21h

A Licença de Instalação (LI) para a construção do Porto Sul, em Ilhéus, foi  concedida na última sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com isso, o processo de construção do porto já pode ser iniciado e deve durar cinco anos para ser concluído, de acordo com a assessoria do Governo da Bahia. A primeira fase do empreendimento de R$ 5,6 bilhões vai começar com o processo de desapropriação, reassentamento e instalação de canteiros em terra. Trabalhos de execução ambiental também serão realizados. Eles fazem parte dos 38 programas básicos entregues ao Ibama pelo governo. No programa, também estão incluídas a melhoria na infraestrutura das comunidades no entorno, uma nova orientação das atividades do turismo na região e capacitação de mão de obra, que será absorvida pelo empreendimento. Ainda segundo o governo do estado, a construção vai gerar dois mil empregos diretos.

Comente agora
23
Set
ONG que acusou o PT tinha projetos com 4 prefeituras de cidades baianas
Postado por: Letícia Oliveira / 08:17h

O Instituto Brasil Preservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, cuja ex-presidente, Dalva Sele, fez denúncia de que desviava verbas para beneficiar políticos do PT, em campanha eleitoral vem sendo acusado de irregularidades há muitos anos. A ex-presidente, que já teve os bens bloqueados pela Justiça e afirmou a revista Veja que o dinheiro para construir casa era usado para caixa dois de campanha, responde a 17 processos, todos envolvendo apurações de desvio de dinheiro do Fundo de Combate à Pobreza. Entre as acusações de falcatruas que pairam sobre a trajetória do Instituto estão as parcerias com prefeituras do interior. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) revelou ontem que a Ong recebeu entre os anos de 2005 e 2008, nada menos que R$ 28,6 milhões de quatro prefeituras. O esquema envolveria prefeitos do PT, PMDB e PSB, que também foram denunciados ao Ministério Público Estadual, multados e convocados a devolver recursos aos cofres públicos pelo TCM. A suspeita de corrupção com as prefeituras surgiu a partir de uma parceria dos municípios com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) para finalidades diversas, que vão desde a elaboração de projetos arquitetônicos a “ações transformadoras sócio-sanitárias”. (Tribuna)

Comente agora
23
Set
Instituto Babesp: Souto 37%, Rui Costa 28%, Lídice 9%
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 08:16h

Pela primeira vez, a pesquisa realizada pelo Babesp aponta a possibilidade de segundo turno na Bahia para as eleições 2014. Divulgada nesta segunda-feira (22), o levantamento mostra aumento de 1% dos pontos de Rui Costa (PT) em relação à pesquisa anterior, e fica com 28%, enquanto Paulo Souto (DEM) perde 2% e fica com 37%. A candidata Lídice da Mata (PSB) se mantém com 9 pontos na corrida eleitoral. Quando os eleitores são questionados a respeito de sua preferência com apoio de respectivos cabos eleitorais, Souto (com Aécio e ACM Neto) figura 36 pontos, Rui (com Lula, Dilma Rousseff e Jaques Wagner) tem 32 pontos e Lídice da Mata (com Marina Silva), aumenta somente 1% e fica com 10 pontos. Em uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa, o democrata se sobressairia com 42% dos votos válidos, em detrimento dos 36% pontuados por Rui. A pesquisa ouviu dois mil entrevistados e está protocolado sob o registro BA-00021/2014. Apesar de divulgada que seria estimada a intenção de votos para o Senado, a porcentagem não foi divulgada.

Comente agora
23
Set
SAJ: "A empresa responsável pelo concurso público responde por diversos processos", diz vereador
Postado por: Letícia Oliveira / 08:15h

Respondendo ao vereador Marcos Muniz, o vereador Antônio Nogueira Neto (PSB), o conhecido Tom, em entrevista a Andaiá FM, se pronunciou com relação a falta de quórum na seção de ontem (22), visto que compareceram apenas três edis na ocasião e o edil comentou que os demais colegas estariam tirando o corpo fora, após fazerem denúncias infundadas. Segundo ele, é sabido do trabalho realizado por Chispita, porém o maior defensor da gestão passada era o mesmo, “quem participava das seções na gestão passada sabe que o líder do prefeito era Faustino Cunha, que hoje é o vice-prefeito. O ex-prefeito Euvaldo Rosa teve todas as suas contas aprovadas no Tribunal e na Câmara, inclusive semana passada os próprios vereadores da situação aprovaram as contas dele”, destacou. Tom ressaltou que na ata da seção mostra que todos votaram favoráveis e sabem da realidade, que acontecia na Câmara.

Denúncias contra empresa do concurso público: Há informações de que a oposição teria denúncias sobre a empresa contratada para fazer o concurso público do município. Questionado se é um fato verídico, o vereador alegou que irregularidades na atual gestão é o que mais se encontra, acrescentando que é preciso avaliar o histórico da empresa em pauta. “Tive conhecimento de que um colega tem diversos documentos provando que essa empresa não é séria e responde a diversos processos em vários municípios no Estado da Bahia. Não queremos um concurso de faz de conta como acontece em várias cidades. Estamos atentos a isso e esperamos que o certame respeite a população”, explanou. O edil explicou que deu entrada em diversas denúncias no Ministério Público com Dr. João Manoel e será apurado o que é correto e incorreto, pois recebeu documentos assinados pela secretária de administração, Luciene Pinto, então tomará suas posições.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

3 comentários
23
Set
Pesquisa Babesp para a presidência: Dilma consegue obter mais da metade das intenções de votos na Bahia
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 08:13h

Para a corrida presidencial, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) consegue garantir 53% dos votos válidos da Bahia de acordo com a nova pesquisa da Babesp divulgada nesta segunda-feira (22). A postulante Marina Silva (PSB) aparece logo em seguida com 26% das intenções de voto, e Aécio Neves (PSDB) com 10%. Em relação à estimativa anterior do mesmo instituto, Dilma perdeu 1% das intenções de voto, o mesmo que Marina Silva – de 27% para 26%. O candidato tucano contou com a maior queda, de dois pontos percentuais, em relação ao levantamento anterior. Dos partidos nanicos, Pastor Everaldo (PSC) tem 1%, enquanto Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Rui Pimenta (PCO) ficaram com menos de 1%. A pesquisa ouviu dois mil entrevistados e está protocolado sob o registro BA-00021/2014.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com