As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 27/02/2015









Enquete



Reflita

Blog

21
Jan
"Tenho um probleminha", diz mexicano com tesoura na cabeça
Postado por: Samile Macêdo / 20:03h

Um homem assustou os médicos de um hospital na cidade de Chihuahua, no noroeste do México, quando chegou na recepção e disse: "Eu tenho um probleminha. Será que alguém pode me ajudar?". Ele estava com parte de uma tesoura fincada em sua cabeça. As informações são do Daily Mail. Segundo a publicação, Jonas Acevedo Monroy, 32 anos, foi apelidado de "O cavalheiro" pelos funcionários do hospital, devido a sua educação em meio à situação em que se encontrava. De acordo com a reportagem, ele estava em seu bar, quando um homem violento começou a perturbá-lo. Monroy teria oferecido um drink para acalmar o homem. O agressor não aceitou a bebida, tirou parte de uma tesoura de seu casaco e fincou na cabeça do dono do bar. Monroy pegou uma carona com um de seus amigos e foi para o hospital. Ele estava sangrando muito quando chegou na recepção do hospital e pediu "educadamente por ajuda". Os médicos afirmam que ele teve sorte de não morrer. A tesoura atingiu nervos e veias de seu rosto, mas as lesões não são fatais. Apesar da gravidade de seus ferimentos, a vítima fez uma recuperação completa e já está em casa. (Terra)

Comente agora
21
Jan
Em meio a exonerações, Sesab anuncia investimento de R$ 100 mi em modernização
Postado por: Samile Macêdo / 20:00h

Após as exonerações resultantes da extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), ligadas à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a pasta anunciou nesta quarta-feira (21) o investimento de R$ 100 milhões que será feito nos próximos dois anos, para modernizar os processos de gestão nas unidades de saúde. De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, que fez o anúncio aos gestores de hospitais e centros de referência pública, no auditório do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), entre os objetivos está a eliminação de prontuários físicos e processos manuais de faturamento e recebimento. “O objetivo é tornar a gestão da secretaria e das unidades de saúde 100% online. Mas, enquanto isto não for possível, as iniciativas de planejamento e disciplina orçamentária, bem como a elaboração de indicadores e metas serão desenvolvidas”, disse. Para aumentar o repasse de recursos do Ministério da Saúde ao Estado, os processos de notificação das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) serão aperfeiçoados. A estimativa é de que apenas 25% das internações são processadas no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), o que “gera créditos referentes aos serviços prestados de forma subdimensionada da realidade”. Foram 206 mil notificações entre janeiro e novembro de 2014, de acordo com a Sesab. A pasta também vai criar o Prêmio de Inovação na área da Saúde para as melhores iniciativas, para estimular o desenvolvimento da criatividade, produtividade, eficiência, economicidade e melhoria da qualidade do serviço público. (BN)

Comente agora
21
Jan
Morre criança atingida por bala perdida em piscina no Rio de Janeiro
Postado por: Samile Macêdo / 19:54h

Atingido na cabeça por uma bala perdida no último domingo, no Rio de Janeiro, o estudante Asafe Willian Costa de Ibrahim, de 9 anos, teve morte cerebral declarada no início da tarde desta quarta-feira. Ele estava internado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Acompanhado pela mãe, a dona de casa Diná Paula Ibrahim, o menino nadava na piscina de uma unidade do Sesi em Honório Gurgel, na zona norte, e deixou a piscina para beber água. Nesse momento ouviu-se um tiroteio na vizinhança, provavelmente causado por traficantes de quadrilhas rivais, e o menino foi atingido. Ele caiu e inicialmente a mãe supôs que ele houvesse levado um tombo. Ela própria levou a criança ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha (mesma região), onde foi constatado o ferimento por tiro. Após uma cirurgia para limpar a região ferida, Asafe foi transferido para o Hospital Adão Pereira Nunes. 

Comente agora
21
Jan
Empresário juazeirense é o novo affair de Nicole Bahls
Postado por: Samile Macêdo / 19:51h

O empresário baiano Juvêncio Coelho Lustosa Filho, 35, é o suposto novo affair da apresentadora Nicole Balhs. Segundo fontes da cidade baiana, os aspirantes a pombinhos estiveram recentemente na Europa, onde realizaram um “tour romântico” em Paris e Londres. A integrante do Pânico na TV chegou, inclusive, a compartilhar fotos de suas férias no Instagram. Juvêncio, natural de Juazeiro, região norte da Bahia a 500km de Salvador, é empresário do ramo de construção civil e produção de eventos. Os dois se conheceram em um dos eventos produzidos pelo empresário e recentemente tiveram encontros esporádicos na cidade e em viagens realizadas pelos dois. (BN)

Um comentário
21
Jan
Governo brasileiro parabeniza discurso de Obama pelo fim do embargo a Cuba
Postado por: Samile Macêdo / 19:34h

O governo brasileiro parabenizou nesta quarta-feira (21) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ter ressaltado, na terça-feira (20) à noite, em seu discurso sobre o Estado da União, a necessidade de trabalhar para acabar com o embargo imposto a Cuba. Durante o tradicional discurso, feito pelos presidentes norte-americanos desde 1790, Obama defendeu que o Congresso americano encerre o embargo econômico e financeiro a Cuba. Por meio de nota do Itamaraty, o governo informou que “o Brasil saúda esse passo positivo na desejada normalização das relações hemisféricas e no relacionamento entre os Estados Unidos da América e Cuba, dois países com os quais mantém relações históricas de amizade e parceria”. Além do fim do embargo, Obama pediu o fechamento da prisão americana em Guantánamo, território cubano. “Nossa mudança na política em relação a Cuba tem potencial para acabar com um legado de desconfiança no hemisfério”, disse, referindo-se ao anúncio que fez em dezembro sobre a reaproximação com o país e o governo de Raúl Castro. (Agência Brasil)

Comente agora
21
Jan
Proposta impede multa para motorista que esquecer carteira de habilitação
Postado por: Samile Macêdo / 19:31h

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8022/14, das deputadas Sandra Rosado (PSB-RN) e Keiko Ota (PSB-SP), que impede a aplicação de multa e a retenção do veículo se o motorista não estiver com os documentos exigidos pela lei, caso eles possam ser verificados, pelo agente de trânsito, em equipamentos capazes de consultar, em tempo real, a situação dos documentos obrigatórios, como licenciamento anual e habilitação do condutor. Segundo a Agência Câmara, o projeto altera a Lei 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Pela regra atual, quem dirigir sem portar o licenciamento e a carteira de motorista poderá ser multado e ter seu veículo retido até a apresentação do documento. A infração é considerada leve. Segundo a proposta, até mesmo o auto de infração será cancelado, caso o condutor apresente, em até 30 dias, o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação. Assim, o motorista não terá três pontos computados em sua carteira, referentes à infração leve.

Comente agora
21
Jan
Mulher de 109 anos diz que para ter longevidade é importante ficar longe dos homens
Postado por: Samile Macêdo / 19:21h

De acordo com a mulher mais velha da Escócia, Jessie Gallan, o segredo para uma vida longa e saudável é comer muito mingau e ficar longe dos homens. A idosa comemorou o seu aniversário de 109 anos em um lar para idosos em Aberdeen, na Escócia, no dia 2 de janeiro deste ano. “Meu segredo para uma vida longa foi ficar longe de homens. Eles são apenas mais problemas e não valem à pena” disse Jessie em entrevista ao Daily Mail. De acordo com a idosa, é importante adotar um estilo de vida simples e saudável para ter uma vida longa e evitar problemas de saúde. “Fazer exercícios é importante, mas, para mim, comer uma tigela quente e agradável de mingau a cada manhã e nunca se casar também faz muito bem para a saúde”, opinou Jessie. A idosa nasceu em uma casa de fazenda com dois quartos em Aberdeenshire e contou que saiu de casa com apenas 13 anos para trabalhar como leiteira. De acordo com ela, outro motivo que manteve a sua saudável foi o fato de ter convivido com pessoas gentis e ter tido bons trabalhos. “Eu sempre tive um bom trabalho com pessoas muito legais. É impressionante ver como o mundo hoje está diferente de como eu nasci”, disse Jessie. De acordo com uma funcionária da casa de repouso, Rebecca Streeter, Jessie é ativa e gosta de praticar exercícios. “Jessie participa de atividades de grupo, faz exercícios. Ela também vai para todos os concertos e vai à igreja aos domingos. É evidente que ela teve um estilo de vida saudável”.

Comente agora
21
Jan
Após crítica ingrata, Record se desculpa com Fernanda Gentil
Postado por: Samile Macêdo / 19:13h

Na última terça-feira (20), as redes sociais foram tomadas por comentários sobre uma notícia veiculada pelo portal R7, da Record, que criticava o corpo da apresentadora Fernanda Gentil, fotografada de biquíni na praia. Ao perceber a repercussão negativa da nota, o site a retirou do ar e enviou um pedido formal de desculpas à Fernanda, que revelou estar grávida. "Lamentamos que a galeria possa ter constrangido a jornalista, principalmente nesse momento tão especial na vida de qualquer mulher, que é a gravidez", diz o e-mail, enviado pela Coordenadora de Comunicação do portal. A mensagem foi compartilhada por Fernanda em seu Instagram, e a apresentadora se mostrou satisfeita com a retratação. "É vida que segue, com todos nós dando importância ao que realmente merece e nos esforçando por um mundo melhor não só para o meu, mas para todos os filhos que estão, e que vêm por aí. Senti muita alegria por saber que sou tão querida, e até um pouquinho gostosa, sim. Mas senti vergonha de ser tão falada hoje, dia em que deveríamos estar agindo mais para que Ricardos e Larissas não voltem a nos deixar tão precocemente. Desculpas aceitas, Record. Pq o perdão é uma das primeiras virtudes que quero ensinar ao meu(minha) filho(a)", escreveu a jornalista

Comente agora
21
Jan
Após denúncias, alunos de Medicina estão sendo criminalizados, diz reitor
Postado por: Samile Macêdo / 18:53h

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, afirmou que os estudantes de Medicina da instituição estão sendo "criminalizados" depois dos casos de violência que vieram a público desde a denúncia de duas alunas que disseram ter sido estupradas em festas. Em audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura os casos de violação de direitos humanos nas universidades paulistas, Zago disse que o papel da universidade é mudar o comportamento dos alunos. "Eu diria que talvez alguns não sejam anjinhos. Mas eu acho que a responsabilidade da universidade, uma vez que estes alunos serão médicos, é responsabilidade da universidade tentar mudar esse comportamento", afirmou. "Eu não tenho duvida que devem existir estudantes de Medicina que são criminosos, como existem que são de Engenharia, como existem políticos que são criminosos, como existem banqueiros que são criminosos. Mas eu tenho a impressão que não seria saudável nós generalizarmos isto, eu tenho certeza que grande parte dos estudantes da Faculdade de Medicina de São Paulo, e eu conheço alguns, são pessoas absolutamente idôneas, saudáveis, e que vão trazer grande benefício à sociedade". 

Comente agora
21
Jan
Motorista erra manobra na praia e Camaro vai parar dentro do mar
Postado por: Samile Macêdo / 18:48h

Um Camaro foi levado pelo mar na praia de Cotovelo, litoral Sul do Rio Grande do Norte, na tarde desta terça-feira (20). Segundo informações de pessoas que estavam no local, o condutor do veículo trafegava na orla, fez uma manobra errada e não percebeu que a maré estava enchendo. Cotovelo fica na cidade de Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Ainda segundo as pessoas que estavam na praia, assim que percebeu que o Camaro estava sendo puxado pelo mar, o condutor desceu e pediu socorro a outros motoristas. O Camaro foi rebocado e levado para uma pista. Ainda não se sabe o valor do prejuízo do proprietário do veículo. (G1)

Comente agora
21
Jan
Rede social criada há 4 meses por feirense já tem 85 mil membros
Postado por: Samile Macêdo / 18:28h

“Viibez. Guarde esse nome, pois em breve será uma das maiores redes sociais do mundo.” É o que garante o fundador do projeto, Felipe Novaes, 20 anos, morador de Feira de Santana. Com apenas quatro meses de criada a rede social já conta com 85 mil membros de vários estados brasileiros, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ele conta que divulgou o site em seus perfis no Facebook e Twitter e que os internautas do Sul aderiram rapidamente a rede social. Hoje eles representam a maioria dos usuários. O objetivo de Felipe é que 10 milhões de novos membros façam parte do site criado com o desejo de fazer com que as pessoas possam ter mais acesso a informação. Felipe usa um sistema para acompanhar a movimentação e perfil dos membros têm idade entre 14 e 21 anos e passam em torno de três a quatro horas por dia “navegando” no Viibez.  “Desde os 14 anos de idade trabalho com criação de sites. Já tive vários blogs, mas a ideia da rede social surgiu em 2014, daí resolvi criar algo”, contou. 

Comente agora
21
Jan
Salvador: Preso homem que matou policial civil em assalto na Boca do Rio
Postado por: Samile Macêdo / 18:23h

Um dos suspeitos de matar o policial civil Ismário Pedreira do Nascimento Júnior durante um assalto na Boca do Rio em fevereiro de 2013 foi preso na noite de terça-feira (20), em Arembepe. Natanael Mascarenhas dos Santos, conhecido como "Ega", de 35 anos, tinha um mandado de prisão em aberto, expedido pela 15ª Vara Crime de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, "Ega" é acusado de ter cometido o crime que matou o policial em companhia de Washington Santos Araújo, o “Don Don”, que já está no sistema prisional, desde março de 2013. Os dois assaltantes costumavam roubar carros e estabelecimentos comerciais. No dia do assassinato do policial, eles tinham acabado de roubar um Fiat Palio, cinza, placa NT-1220, fazendo os proprietários reféns. Como a dupla pretendia roubar um estabelecimento comercial próximo ao conjunto Marback, eles abordaram Ismário Pedreira, que estava a bordo de uma motocicleta, para roubar os capacetes. Ao reconhecer o policial, eles dispararam dois tiros. Uma equipe do Samu foi acionada, mas Ismário não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os assaltantes fugiram levando a arma do policial. (Correio)

Comente agora
21
Jan
I Encontro dos Servidores da Saúde acontecerá em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:19h

A Secretaria de Saúde do Município visando o desenvolvimento e melhoria no atendimento aos munícipes, bem como o bem estar dos servidores, tem o prazer de convidar você, servidor público da área de saúde, para participar conosco do I Encontro dos Servidores da Saúde, que acontecerá no dia 22 de janeiro de 2015 no Clube dos 100 às 17 horas em Santo Antonio de Jesus. O evento com o tema “A nobre missão de cuidar do SUS” contará com apresentação teatral, musical, premiação das equipes e uma palestra motivacional apresentada por um dos maiores palestrantes do país, o professor Victoriano José Vilanova Garrido Filho. Com um curriculum de grande competência como:

Administrador com pós – graduação em Psicologia; Formação em Human Resources e em Total Quality Control, pela State University of New York – EUA; Professor Convidado e Coordenador de Intercâmbio da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha; Instrutor de 80.000 pessoas em Programas de Motivação e comportamento em 18 Estados; Professor dos cursos de MBA e Pós-graduação de diversas Instituições de Ensino da Cadeira Negociação, entre outras; Consultor de carreira e comportamento da TV Bahia (Jornalismo), afiliada Rede Globo; Terapeuta de casal, Individual, grupo e família; e, Co-Autor do livro “O Barco Corporativo e as Pessoas de Atitude”, da Editora Casa da Qualidade.

Comente agora
21
Jan
Solla chama governo Rui Costa de “insensível e absurdo”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:15h

Em mensagem transmitida hoje via WhatsApp que se estima ter chegado já a cinco mil pessoas, o ex-secretário estadual de Saúde, o deputado federal Jorge Solla (PT), faz um duro ataque ao governo Rui Costa (PT) por causa de 200 demissões ocorridas ontem na pasta, possivelmente de pessoas indicadas por ele. “Caros, Ontem ocorreram 200 exonerações nos quadros da Sesab com as repercussões para os serviços e pra vida das pessoas, são centenas de famílias que estão sob o impacto do desemprego e da falta de perspectiva. O governo toma uma atitude insensível e absurda, sem oferecer alternativas a estas pessoas algumas delas (sic) com anos de trabalho e dedicação ao serviço público”, diz o ex-secretário na primeira parte da mensagem. Em seguida, prossegue: “A dita economia se deu com corte dos cargos mais baixos. O corte atingiu os que ganham menos salários e que davam sustentação ao trabalho administrativos das unidades e do nível central, já que tem 20 anos que não se faz concurso para a área administrativa do estado. Mais uma vez, a SAEB (secretaria estadual de Administração) toma medidas sem assumir a sua verdadeira responsabilidade”. Solla diz ainda que várias serviços estão comprometidos em áreas essenciais como “assistência farmacêutica, unidades de coleta e transfusão de sangue entre outras!” e acrescenta: “Sequer tiveram o cuidado de procurar saber o que estes profissionais faziam!!! Não pode continuar este desmonte em uma área tão estratégica como a saúde em NOSSO GOVERNO!” (grifo dele).

Comente agora
21
Jan
Pescadores encontram tubarão pré-histórico na Austrália
Postado por: Samile Macêdo / 18:15h

Um grupo de pescadores encontrou um animal pré-histórico durante uma tarde de pesca na cidade de Lakes Entrance, em Victoria, na Austrália. O "tubarão jurássico" foi tirado do mar e levado para especialistas. As informações são do Daily Mail. Segundo a publicação, a criatura é conhecida como "tubarão-cobra" ou "tubarão-enguia". Esta espécie, que se julgava extinta, tem cerca de dois metros de comprimento e é uma das mais antigas já encontradas vivas nos dias de hoje. Já foram encontrados fósseis deste animal com cerca de 80 milhões de anos. Marrom e com cerca de 300 dentes, o tubarão foi capturado a cerca de 700 metros de profundidade. Nos últimos registros, essa espécie foi encontrada em regiões mais profundas, a 1.200 ou 1.500 metros. O "tubarão-cobra" possui uma mandíbula longa e flexível, que permite que ele engula a sua presa por inteiro. Seus dentes, enfileirados em 25 sequências, são responsávei por não deixar que a presa saia de sua boca. (Terra)

Comente agora
21
Jan
SAJ: Vice-prefeito rebate as críticas sobre obras da Praça do S. Benedito e disse que até o São João ficará pronta
Postado por: Anacley Souza / 18:14h

A obra da Praça do São Benedito tem deixado à população, principalmente os moradores da localidade, insatisfeitos com a qualidade do serviço. De fato as obras foram paralisadas e parte da Praça foi entregue para os festejos religiosos que a Paróquia do São Benedito realiza. O vice-prefeito que reside no local, se manifestou a respeito e rebateu as críticas feitas, afirmando que a maioria que desaprova a reforma faz parte de uma oposição mesquinha, “o adversário sempre verá um defeitinho pra ficar falando. O trabalho ainda não foi concluso por conta da festa do Santo; aquilo é apenas o início dos trabalhos”, rebateu.

Atraso na conclusão da reforma: o prazo de conclusão da reforma da praça estava previsto para o mês de novembro do ano passado. Dois meses após o prazo, a administração da empresa responsável pela obra alega atraso no repasse das verbas destinadas. Faustino Cunha confirmou a alegação e disse que se tratando de uma obra onde os recursos públicos oriundos do Governo do estado, “a Secretaria de Desenvolvimento Urbano é responsável pela distribuição e financiamento de toda a obra. Como toda obra pública sofre atrasos por conta de licitações e outros tramites para se adequar a legislação. Não importa quando a praça será entregue, o que nos importa é que ela seja concluída com perfeição”, declarou. Ainda de acordo Cunha, apenas 30% de toda a obra está feita e que uma praça de alimentação será construída para alojar os barraqueiros e vendedores de alimentação, “a praça ficará linda e bem organizada, uma praça onde abrigará a todos principalmente os vendedores e suas barraquinhas. A população merece o melhor. Possivelmente ela estará pronta até o São João”, finalizou.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

7 comentários
21
Jan
Ex-prefeito de Bonfim é condenado por obrigar funcionários a fazer campanha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:12h

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a sentença que decretou ineligibilidade do ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Batista Machado, por oito anos e imputou a multa de R$ 25 mil, em condenação à prática de conduta vedada a agentes públicos e abuso de poder político. A decisão também atingiu o ex-secretário de Saúde, Antônio Marcos Lima dos Santos. Ambos foram condenados em primeira instância por coagirem os servidores contratados por meio do Centro Comunitário Social Alto Paraíso (Cecosap) a participar da campanha eleitoral. Os funcionários foram demitidos porque não concordaram com a condição imposta. O fato contraria o artigo 73 da Lei 9.504/97, que proíbe aos agentes públicos condutas afetar a igualdade de oportunidade entre os candidatos de eleições. O parecer que requereu a manutenção da pena aplicada aos políticos, de autoria do procurador regional Eleitoral Auxiliar Samir Nachef, destacou o testemunho em juízo de uma enfermeira contratada pela Cecosap, que declarou a coação dos funcionários a participar da campanha, sendo punido quem assim não o fizesse. E mais, ela afirmou ainda a solicitação de pagamento de R$ 50 para a campanha do então prefeito. Machado já havia sido condenado por abuso da máquina pública em proveito próprio. (Metro1)

Comente agora
21
Jan
Iêmen: Governo e rebeldes chegam a um acordo
Postado por: Samile Macêdo / 18:08h

A agência estatal de notícias do Iêmen divulgou que o presidente do país, Abed Rabbo Mansour Hadi, e os rebeldes do grupo Houthis chegaram a um acordo que põe fim ao impasse violento em que vivia a capital do país. Segundo a agência de notícias SABA, o acordo prevê que os rebeldes deixem o palácio presidencial e retirem o cerco que mantinham sobre a residência de Hadi. O acordo também prevê que o Houthis liberem um dos principais auxiliares do presidente, que havia sido capturado há alguns dias. Em troca, o governo irá atender aos pedidos dos rebeldes para que a Constituição seja reformada e que eles possam ter mais representação no parlamento e nas instituições do Estado. Auxiliares de Hadi afirmaram na manhã desta quarta-feira que o presidente era mantido "prisioneiro" dentro de sua casa pelos rebeldes xiitas.

Comente agora
21
Jan
“Queria exclusividade absoluta”, fala deputado sobre rompimento do PDT com Rui Costa
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

Foi confirmado pelo presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), deputado federal Félix Júnior, o rompimento com o governador Rui Costa nesta quarta-feira (21). Em contato com a redação do Aratu Online, o deputado se mostrou bastante tranquilo sobre a decisão. “O PDT apoiou, deu estrutura e tempo de TV para Rui Costa nas eleições e ele foi eleito. Mas, acredito que ele quer um compromisso para o futuro que o partido não pode dar, exclusividade absoluta, então encerramos a aliança. Desejo sucesso, que ele faça um excelente governo”. A nomeação de Andréa Mendonça para a base do prefeito ACM Neto teria desagradado o governo. A irmã do deputado já não integra mais a direção do PDT. Em relação a novas alianças, Félix foi prudente e preferiu não confirmar as especulações de que apoiaria ACM Neto, mas deixou no ar suas intenções. “Vamos conversar com calma para decidir quem apoiar, até porque não estamos em periodo de eleição, mas em relação a ACM Neto é uma possibilidade”. A outra ala do PDT comandada pelo deputado estadual Marcelo Nilo, se prepara para montar um novo partido, o PL, que permaneceria com sua indicação politica atual, além de outras que pretende firmar. (Aratu)

2 comentários
21
Jan
Porto Seguro: Justiça Federal condena município por danos ao patrimônio histórico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:58h

O município de Porto Seguro, no sul da Bahia, foi condenado pela Justiça Federal por danos ao patrimônio histórico, artístico e paisagístico nacional. A ação foi proposta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan). De acordo com a ação, o município realizou obra viária em área protegida por decreto e integrante do Centro Histórico da Cidade Alta de Porto Seguro à revelia do Iphan, gerando impactos negativos ao acervo paisagístico especialmente protegido por tombamento federal, especificamente ao Conjunto Tombado do Centro Histórico de Porto Seguro. O juiz federal Alex Schramm de Rocha, da Subseção Judiciária de Eunápolis, afirmou que a “área em questão é de singular importância paisagística histórica e cultural que deve ser preservada, por inserir-se no perímetro do Município de Porto Seguro, não podendo sofrer reformas e alterações sem autorização circunstanciada do Iphan”. As denúncias foram reforçadas com um relatório de fiscalização elaborado pelo Ibama, o qual afirma que “em função da gravidade dos fatos, (...) houve dano praticamente irreversível numa área tombada pelo Patrimônio Histórico ”.

Comente agora
21
Jan
F. de Santana: Funcionários demitidos da Nestlé se manifestam em frente à fábrica
Postado por: Anacley Souza / 17:56h

Funcionários da fábrica Nestlé, localizada na BR-324, em Feira de Santana, se reuniram em frente à empresa na manhã desta quarta-feira (21). De acordo com o sindicalista Darlan Queiroz, a assembleia informativa foi para tratar sobre a demissão de alguns funcionários. “O sindicato se reuniu na tarde de ontem com a direção da empresa para exigir a readmissão de 23 trabalhadores que foram demitidos no final do ano passado com uma linha que foi desativada e também pedir que a empresa reconsiderasse e não sinalizasse a demissão de outros 54 trabalhadores, que ia acontecer no próximo dia 14. Após essas ações, a empresa suspendeu as demissões”, informou. Darlan Queiroz destacou que o movimento não se trata de uma paralisação e sim de uma assembleia informativa. Ele afirmou que o problema das demissões não tem a ver com crise no setor de alimentação, pois a Nestlé foi a única empresa do setor que sinalizou demissões em Feira de Santana. “A Nestlé está buscando a questão da automação. A gente não pode ser contrário a isso. Temos que ser a favor da evolução, mas o trabalhador precisa ser respeitado. Estamos fazendo a assembleia, mas os trabalhadores já voltaram ao trabalho, pois a empresa garantiu que não haverá demissões”, destacou. As informações são do site Acorda Cidade.

Comente agora
21
Jan
Duas integrantes concorrem à 14ª vaga na casa do BBB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:53h

Novas integrantes entraram na casa do Big Brother Brasil 15 para concorrer à 14ª vaga na casa. As louras Julia e Aline chegaram na "bignave" nesta tarde de quarta-feira, 21, causando o maior alvoroço entre os participantes.  No domingo, 25, uma deixará o reality. Até lá, o público deve escolher sua favorita para entrar na disputa por meio de uma votação no site do programa. Aline, 24 anos, é solteira, formada em designer de interiores e trabalha com moda. Julia, 23 anos, é admistradora de empresas e tem uma marca de roupas femininas. As duas são fãs de academia e prezam cuidar bem do próprio corpo. Segundo o UOL, um 15º participante poderia ser escalado para a casa. A diferença é que ele pode ser um ex-participante. Ainda de acordo com o portal, o novo participante poderia ser, também, um artista convidado, como ocorreu com Tatá Werneck na edição anterior.

Comente agora
21
Jan
Carnaval de Salvador custará R$ 50 mi, mas só tem R$ 28 mi
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:51h

O Carnaval 2015 de Salvador vai custar R$50 milhões. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 21, durante entrevista do prefeito ACM Neto e do secretário de Cultura e Turismo, Érico Mendonça. Neto informou que o governo do estado não vai colocar recursos na festa da cidade. Até o momento só foram arrecadados R$ 28,8 milhões, investidos por duas cervejarias, uma companhia de aviação e um banco particular. O secretário Érico Mendonça disse que que a prefeitura ainda está entrando em contato com outros possíveis patrocinadores. O tom mais duro da entrevista foi do prefeito Neto: "Esse ano nós não temos o patrocínio do governo do estado no Carnaval. Ele ainda não pagou a festa de 2014, a medida que ele não pagou o do ano passado, não podemos discutir o deste ano". Em nota, o governo do estado afirmou que vai investir aproximadamente R$ 70 milhões no carnaval de Salvador, "por meio das secretarias de Segurança Pública, Turismo, Cultura, Saúde, Justiça, Trabalho e Promoção à Igualdade Racial". Por meio da Secretaria de Comunicação Social o governo afirma que a resolução de pendências financeiras em relação à cota de patrocínio de 2014 será solucionada da maneira mais adequada. Salvador ainda tenta recursos da Petrobras para investimento no Carnaval, mas ainda não há posição da estatal sobre o assunto. Para o Secretário Mendonça, mesmo sem patrocínios o Carnaval de Salvador não perderá qualidade.

Comente agora
21
Jan
Motorista dorme ao volante e provoca acidente na BR-101
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:50h

O motorista Billepool Alves Monteiro, de 31 anos, que trabalha na Secretaria de Saúde de Guaratinga (distante a 697 de Salvador), dormiu ao volante e provocou uma colisão que envolveu um outro veículo, na BR-101, na noite de terça-feira, 20, segundo o site Clic101. A batida aconteceu próximo aos municípios de Itabela e a Eunápolis por volta das 20h40. Ainda de acordo com o Radar Notícias, Monteiro retornava com dois passageiros da cidade de Itabuna. Ao passar pelo Km-743, ele dormiu ao volante, invadiu a pista contrária e atingiu um veículo utilitário esportivo (SUV), com placa de Eunápolis, que capotou com o impacto. Os ocupantes do utilitário - o condutor de prenome Magno e outras duas pessoas - foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital Regional de Eunápolis. Em depoimento, Monteiro assumiu que dormiu ao volante. Ele informou que havia saído durante a madrugada de Guaratinga, por volta de 1h, em direção ao povoado de São João do Sul para pegar pacientes e levar para Itabuna. O motorista da secretaria retornava para o município quando aconteceu o acidente. (ATarde)

Comente agora
21
Jan
Félix Mendonça Júnior anuncia que PDT está fora do governo Rui Costa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:42h

A tentativa de permanecer em cima do muro custou caro ao PDT. Na tarde desta quarta-feira (21), o presidente estadual da legenda, Félix Mendonça Júnior, recebeu o comunicado oficial do secretário de Relações Institucionais (Serin), Josias Gomes: o partido está fora do governo Rui Costa e a secretária de Agricultura, Fernanda Mendonça, deve ser demitida nos próximos dias. “Se tem algo positivo nisso, é que com a saída do governo, a crise acaba no PDT. O secretário Josias Pires anunciou a decisão oficial de Rui Costa. Agora vamos tocar o barco e ver como vai ficar. Não temos pressa nenhuma, as eleições serão apenas em 2016”, ponderou Félix Mendonça Júnior. A reunião de Rui Costa com deputados estaduais pedetistas foi encarada com normalidade pelo presidente da sigla na Bahia. “Não foi o partido que esteve na reunião. Foram os deputados do PDT, isoladamente”. Questionado se os deputados estaduais terão liberdade para continuar o apoio ao governo, Félix manteve o discurso da necessidade da serenidade. “Ainda é muito cedo. Vamos discutir com calma, conversarei com o presidente nacional Carlos Lupi para vermos no que vai dar”, afirmou. 

Comente agora
21
Jan
Bahia diminui mais de R$ 1 milhão na folha em primeiro mês do novo presidente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:40h
Em nota oficial publicada no site do clube, o Bahia anunciou que ao fim do primeiro mês de Marcelo Sant’Ana como novo presidente a folha salarial teve uma redução de R$ 1,7 milhão, com a saída de 22 atletas do Fazendão. Ainda de acordo com a nota divulgada pelo clube, também foi conseguida uma redução de R$ 211 mil na folha salarial do setor administrativo, que está sendo reorganizado. Como parte da redução de custos com a saída de jogadores, o clube informou que até agora 10 atletas da base foram promovidos ao elenco principal, que agora conta com maioria de atletas formados pelo Esquadrão.
Comente agora
21
Jan
Whatsapp lança aguardada versão para computadores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:39h

Um desejo antigo de muitos usuários do WhatsApp vai finalmente se tornar real. O CEO Jan Koum anunciou nesta quarta-feira (21) o lançamento de uma versão para web do aplicativo de troca de mensagens. "Hoje, pela primeira vez, milhões de vocês terão a habilidade de usar o WhatsApp em seu navegador web", escreveu Koum. Os usuários que já tiverem recebido a atualização - é preciso aguardar que o app disponibilize para cada smartphone - poderão acessar a página web.whatsapp.com pelo navegador Google Chrome. Em seguida, é preciso fazer o scan do QR disponível a partir de uma ferramenta no app do smartphone. O serviço estará inicialmente disponível apenas para Android, Windows Phone e BlackBerry. Os usuários de iPhone terão de esperar um pouco mais porque a plataforma da Apple, o iOS, fica de fora por incompatibilidade com a plataforma. A atualização do WhatsApp será gradualmente disponibilizada aos usuários. (Correio)

Comente agora
21
Jan
Salvador:Operação da Sucom notifica 50 estabelecimentos em circuitos do Carnaval
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:37h

Durante uma operação Pré-Carnaval realizada nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande/ Castro Alves) na manhã desta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) notificou 50 estabelecimentos. A ação foi realizada para analisar as estruturas, calçadas, marquises, publicidades e obras no entorno dos circuitos estão em conformidade com as determinações do órgão. Também foi feita a verificação das normas de seguranças por parte da montagem das estruturas. "O trabalho de prevenção é necessário porque contribui para assegurar o ordenamento e garantir uma festa tranquila e acessível", disse o secretário da Sucom, Silvio Pinheiro. (Metro1)

Comente agora
21
Jan
Liga Santoantoniense enfrentará seleção de Jacuipe em amistoso no próximo domingo (25)
Postado por: Anacley Souza / 17:34h

A liga Santoantoniense de Futebol Amador convida a sociedade para prestigiar a primeira partida de futebol do ano onde serão apresentadas a comissão técnica para o ano de 2015. Em uma partida amistosa a seleção de Santo Antônio de Jesus enfrentará a seleção da cidade de Jacuipe. A partida acontecerá no próximo domingo (25) ás 15h no Estádio Municipal José Trindade Lobo, os ingressos custarão R$ 10,00

Redação Voz da Bahia

Comente agora
21
Jan
Kelly Key mostra barriga sequinha e sensualiza em foto na web
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:18h

Kelly Key sensualizou em uma foto publicada em sua página no Instagram nesta quarta-feira, 21. A cantora usou um look todo preto, com uma calcinha com as iniciais KK. Na parte de cima, um top bastante decotado deixou a barriga sequinha da cantora de fora. Ela estava nos bastidores da gravação de seu novo clipe, da música "Controle", que estreia em fevereiro. Não é a primeira que Kelly Key mostra o abdômen de cair o queixo. Na segunda-feira, 12, ela mostrou sua barriga saradíssima."#ProjetoBabaBaby", escreveu a cantora ao publicar a foto no Instagram. No registo, ela aparece vestindo top, calça legging, meião, tênis e de faixinha no cabelo prontíssima para malhar.

Comente agora
21
Jan
Pesquisadores estudam se serotonina aumenta paciência
Postado por: Anacley Souza / 17:18h

Pesquisadores da Fundação Champalimaud de Lisboa podem estar perto de descobrir a verdadeira função da serotonina, substância química produzida no cérebro e habitualmente vinculada à felicidade. Conforme um estudo publicado na revista científica americana "Current Biology", ela tem ligação mais direta com a paciência do que com o bem-estar. Apesar de normalmente ser relacionada à sensação de alegria por estar presente em vários antidepressivos, há outras opiniões sobre a verdadeira função dela. "Há uma impressão generalizada de que a serotonina causa felicidade, mas nossas pesquisas mostram que essa afirmação é contraditória", afirma à Agência EFE o neurocientista americano Zachary Mainen, diretor do Programa de Neurociências da Champalimaud e responsável pela pesquisa. O grupo de estudo, liderado por Mainen, procura pistas sobre a função principal da serotonina que, segundo suas mais recentes pesquisas, pode ter alguma relação com a paciência. Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de realizar experimentos com ratos, nos quais os animais tinham que esperar uma quantidade indeterminada de tempo para receber uma recompensa. "Os ratos foram manipulados de modo que a serotonina pudesse ser artificialmente ativada através de laser", lembra o especialista. Os pesquisadores constataram que os ratos esperavam mais tempo sob o efeito da substância. Embora a diferença seja de segundos, Mainen garante que "percentualmente é uma diferença significativa".

Comente agora
21
Jan
Vistoria do transporte público escolar está sem data definida em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 17:15h

A vistoria anual do transporte escolar da rede pública de ensino está sem data definida em Santo Antônio de Jesus. Segundo informação do Superintendente de transito e transporte do município, Luciano Moura, a empresa responsável pelo serviço não fez a renovação de seu contrato e a secretaria de administração até o momento não anunciou processo licitatório para a contratação de uma outra empresa. A última empresa a prestar serviço de transporte foi a Lorentur, que também concede veículos para o transporte coletivo na cidade. De acordo o superintendente, se houver nova licitação, a empresa vencedora terá um prazo para apresentar seus veículos a Superintendência, obedecendo aos critérios de fiscalização e manutenção utilizadas no transporte público ou privados.

Transporte Escolar particular: Em relação à vistoria dos veículos particulares que fazem o serviço de transporte, Moura afirmou que este terá início a partir de 1º de fevereiro, tendo os mesmos critérios para a fiscalização de um veículo público.

Segundo o Superintendente, o proprietário do transporte deverá se dirigir a cidade de Feira de Santana para realizar a renovação de seu cadastro junto ao IMMETRO, “carros passarão por alguns testes mais complexos, onde todo o sistema de segurança será averiguado. É uma vistoria complexa e ao mesmo tempo traz para os pais certa tranquilidade; já rede pública, os veículos são vistoriados na garagem da SMTT”, esclareceu.

12 comentários
21
Jan
Após críticas de Solla, governador se reúne com equipe da Sesab
Postado por: Anacley Souza / 17:03h

O governador Rui Costa (PT) se reuniu, nesta quarta-feira (21), com a equipe da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para tratar, conforme a pasta, do “planejamento” para 2015. O encontro foi na Governadoria e contou com a participação da 1ª dama do Estado, Aline Peixoto, que é enfermeira e preside as Voluntárias Sociais da Bahia. A reunião foi um dia após críticas feitas pelo ex-secretário de Saúde, Jorge Solla, que acusou a atual equipe da Sesab de “cometer equívoco” ao extinguir as 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) espalhadas pelo interior e transforma-las em nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS). Além de criticar a redução das Dires, Solla, que toma posse como deputado federal no início de fevereiro, condenou a exoneração de 200 servidores da pasta e acusou a administração petista de “insensível”. Também nesta quarta, o secretário de Saúde, Fábio Villas-Boas, se reuniu com os novos diretores dos NRS. De acordo com a sua assessoria, o chefe da pasta destacou que os núcleos têm o papel de monitorar a rede de saúde e de representar a Sesab nas suas respectivas regiões. De acordo com Villas-Boas, todos os profissionais das extintas Dires continuam prestando serviço à população, “prioritariamente em unidades de assistência à saúde” “As Dires foram extintas atendendo à Lei Nº 13.204 de 11 de dezembro de 2014 e, no seu lugar, foram criados os NRS”, justifica a pasta. As informações são do site Bocão News.

Comente agora
21
Jan
Flávia Alessandra apresentará quadro no 'Fantástico'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:49h

A partir de fevereiro, Flávia Alessandra exercerá novamente o posto de apresentadora, desta vez em um quadro do 'Fantástico'. A atração vai abordar o desenvolvimento da linguagem nas crianças. "Vamos falar de todas as formas de estímulos que elas podem receber para que cresçam ainda mais espertas e completas", disse a atriz em entrevista à revista 'Caras'. "Acho que vai ser superinteressante. Vou explorar um pouco mais esse meu lado apresentadora, da Hebe (Camargo) que existe dentro de mim", brincou ela, citando a grande dama da TV, morta em setembro de 2012. "Ih, gente... Estou entrando na área do Otaviano (Costa)? Mas é bom para a gente brincar um pouquinho, se revezar", opinou Flávia, citando o marido, que atualmente comanda o 'Vídeo Show'. (Correio)

Comente agora
21
Jan
Exposição ao bisfenol A na gravidez aumenta risco de diabetes no filho
Postado por: Anacley Souza / 16:39h

A exposição durante a gravidez ao bisfenol A (BPA), substância utilizada para a fabricação de garrafas plásticas, por exemplo, pode aumentar o risco de o bebê desenvolver diabetes e doenças cardíacas durante a vida. Segundo um estudo publicado na terça-feira no periódico Endocrinology, a causa desse malefício é o dano oxidativo do produto no organismo. O stress oxidativo ocorre quando o corpo é exposto a altos níveis de radicais livres, que têm o potencial de prejudicar as células quando elas estão processando oxigênio. “Essa condição está associada ao desenvolvimento de resistência insulínica e inflamação no organismo, o que aumenta o risco de diabetes e outras doenças metabólicas”, afirma Vasantha Padmanabhan, coautora da pesquisa e professora da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estima que mais de 96% dos americanos têm BPA no organismo. Estudos já mostraram que o produto interfere na produção e na ação dos hormônios. Os pesquisadores reconheceram amostras de sangue de 24 grávidas no primeiro trimestre de gravidez para medir os níveis de BPA. As gestantes, então, foram divididas em dois grupos: aquelas que apresentaram baixos níveis de BPA e as que tinham altos níveis da substância. Além disso, os cientistas tiraram amostras de sangue do cordão umbilical dos bebês ao nascerem para mensurar subprodutos químicos causados pelo stress oxidativo. Os autores constataram que as mães expostas a altos níveis de BPA e os seus filhos apresentavam sinais de stress oxidativo no organismo. “Mais estudos como esse precisam ser feitos para determinar o impacto do BPA no desenvolvimento de doenças”, diz Vasantha.

Comente agora
21
Jan
Inscrições para 'Rainha do Carnaval' terminam na sexta-feira, na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:37h

O concurso "Rainha do Carnaval 2015", tradicional evento de Salvador, encerra as inscrições das candidatas na sexta-feira (23). O concurso deste ano homenageia os 30 anos da axé music. As candidatas devem ter mais de 18 anos, altura superior a 1,65m, além de ter concluído ou estar cursando o ensino médio. O prazo de inscrição inicial seria 17 de janeiro, mas o período foi prorrogado. Também são exigidos para as inscrições: cópia da carteira de identidade, certificado escolar, uma foto de corpo inteiro em trajes de banho e uma de rosto que não seja 3 x 4. A taxa de inscrição é de R$ 250,00. Segundo programação, a eliminatória será realizada no dia 25 de janeiro às 10h no Hotel Sol Victória Marina no corredor da Vitória. O prêmio é de R$ 10 mil para a Rainha, R$ 6 mil para a primeira Princesa e R$ 4 mil para a segunda Princesa.

Comente agora
21
Jan
Jovem se alimenta somente de batatas fritas há cinco anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:34h

Uma adolescente de 17 anos tem vivido há cerca de cinco anos se alimentando basicamente de batata frita. Jennifer Radigan diz que sente enjoo quando pensa em comer outras coisas e dispensa também carnes e vegetais. As vezes ela consegue acrescentar macarrão e batatas cozidas às suas refeições. Em entrevista ao 'Daily Mail', a jovem, que mora na Escócia e que sofre de "distúrbio alimentar seletivo", que causa náuseas ao ver alimentos novos ou estranhos, diz que se sente mal em não conseguir se alimentar corretamente e que logo quando começou com a doença, mentia para os pais dizendo que havia feito as refeições. Também por conta do distúrbio, Jennifer pesa cerca de 45kg e sofre de desmaios frequentes. Ela também tem deficiência de ferro e de vitamina B12. "Eu costumava viver à base de frango, mas agora o cheiro me deixa doente. Parece que quanto mais velha eu fico, menos alimentos eu consigo comer", disse à publicação. (Ibahia)

Comente agora
21
Jan
Microsoft anuncia oficialmente o Spartan, novo browser do Windows 10
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:16h

A Microsoft confirmou o que os diversos rumores apontavam nas últimas semanas. O Windows 10 terá um novo navegador, chamado de Project Spartan. Como esperado, o browser terá uma engine de renderização totalmente nova, além de outros recursos. Entre as novidades do Spartan estão um recurso que permite aos usuários fazer anotações em páginas web e então sincronizar esses conteúdos pelo OneDrive, que permite compartilhá-los com possíveis colaboradores e/ou colegas. Também merece destaque um novo modo de leitura que promete uma experiência mais clean, parecida com a leitura de um livro em vez de uma página web. Vale notar que a Apple já oferece algo nesse estilo no iOS e no Mac. No entanto, a Microsoft ainda não revelou se o Spartan será o substituto oficial do Internet Explorer ou se pretende apenas renomear o seu conhecido (e muitas vezes criticado) navegador.

Comente agora
21
Jan
SAJ: Após denuncia da falta de pagamento aos contratados do ENEM, empresa divulga Nota de esclarecimento
Postado por: Anacley Souza / 16:04h

Após divulgação pelo Portal Voz da Bahia e  reclamação de colaboradores que foram contratados para trabalhar na aplicação das provas do Enem em Santo Antônio de  Jesus que continuam sem pagamento, a empresa responsável enviou nota onde esclareceu alguns pontos. Segundo informou, com base nas informações prestadas pela rede bancária que atende ao Cespe, ficou identificado  que o pagamento referente às atividades desenvolvidas no ENEM 2014 foi devolvido pelo banco, que justificou a não efetivação do pagamento a problemas de consistência dos dados bancários fornecidos ou pelo não comparecimento do colaborador na agência bancária no período estabelecido, no caso daqueles que não forneceram dados bancários. Ainda de acordo nota, para solucionar o problema definitivamente de maneira segura, ágil e padronizada, e considerando-se as dificuldades apresentadas pela rede bancária para efetuar os pagamentos nas formas que vinham sendo empregadas, informa-se que será utilizado para  pagamento o Vale Postal Eletrônico Nacional (VPNe), dos Correios.

Para isso, é necessário que o colaborador realize os seguintes procedimentos:

1)De posse do seu CPF do colaborador, acesse o site  www.cespe.unb.br. Esse link estará disponível a partir das 14 h de quinta-feira, 15/1/2015.

Comente agora
21
Jan
Embaixador na Indonésia chega ao Brasil e se reúne com chanceler
Postado por: Anacley Souza / 15:59h

O embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares, se reuniu na manhã de hoje (21) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Sérgio França Danese. Soares chegou a Brasília três dias após a execução por fuzilamento, no último sábado, do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado a pena de morte por tráfico de drogas na Indonésia. O gesto diplomático de chamar um embaixador para consultas significa um descontentamento com as ações adotadas pelo governo da Indonésia, que, antes da execução de Marco Archer, desconsiderou vários pedidos de clemência ao réu feitos pelo governo brasileiro. Em nota, o governo brasileiro lembrava que, reconhecendo a gravidade dos crimes que levaram à condenação, e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a presidenta tinha dirigido pessoalmente, na sexta-feira (16), um apelo humanitário ao presidente da Indonésia, Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação de seu país. “A presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo, diz a nota.(Agência Brasil)

Comente agora
21
Jan
Idosa fica presa nas ferragens de veículo em acidente em Ibirataia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:41h

Uma idosa de 85 anos ficou presa nas ferragens de um veículo após acidente em Ibirataia, na tarde desta terça-feira (20). Segundo informações do site Giro em Ipiaú, o motorista perdeu a direção do automóvel, desceu a ribanceira e colidiu em uma árvore, às margens da rodovia que liga o distrito de Algodão ao município. A equipe do Samu de Ipiaú conseguiu resgatar Anézia Calheira Barbosa, que quebrou o fêmur e sofreu escoriações no corpo. A vítima foi encaminhada ao hospital Prado Valadares, em Jequié, junto com seu esposo, que ficou em estado de choque. O carro envolvido no acidente era utilizado como taxi e transportava o casal de idosos de Salvador a Ibirataia. (Bahia Notícias)

Comente agora
21
Jan
Empresa é condenada a indenizar por colocar caixão em sala de repouso de funcionários
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:38h

Uma rede de supermercado foi condenada pela Justiça do Trabalho de São Paulo a indenizar um trabalhador em R$ 25 mil por danos morais, por ter criado uma campanha motivacional que provoca constrangimento e humilhação. De acordo com os autos, para estimular a produtividade dos funcionários, a loja colocava na sala de repouso dos trabalhadores um caixão de papelão em frente a um espelho com os seguintes dizeres: “faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento na empresa. Você está convidado para o velório na sala de descanço (sic)”. A empresa havia sido condenada pela 77ª Vara do Trabalho de São Paulo. A empresa recorreu sob o argumento de que, em 2009, passou a utilizar uma campanha motivacional com o intuito de simbolizar a necessidade de renovação profissional dos trabalhadores. Além disso, alegou que ser possível ter a real impressão de que a pessoa estivesse dentro de um caixão, sendo velada. Ainda considerou que não cabia indenização por danos morais por não se tratar de algo prejudicial. Para a desembargadora Ivete Ribeiro, relatora do recurso, ficou claro que a atitude da empresa não condizia com qualquer tipo de campanha de incentivo. A magistrada ainda considerou que a empresa demonstrou um comportamento “abusivo e perverso” e falta de “inteligência e entendimento sobre o significado de um dos princípios constitucionais basilares da sociedade: dignidade da pessoa humana, que norteia toda a organização e disciplinamento da sociedade”.

Comente agora
21
Jan
País desperdiçou 37% da água tratada em 2013, diz relatório do governo
Postado por: Anacley Souza / 15:35h

O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%. A principal causa que o SNIS aponta para a água que não chega ao consumidor são "vazamentos em adutoras, redes, ramais, conexões e reservatórios" das prestadoras de serviço responsáveis pelo abastecimento.As regiões Norte e Nordeste são as únicas com taxas de desperdício maior que a média nacional, 50,8% e 45% respectivamente. Depois vêm as regiões Sul (35,1%), Centro-Oeste (33,4%) e Sudeste (33,4%). Entre os estados, o Distrito Federal teve o menor desperdício (27,3%), e o Amapá teve o maior (76,5%).No relatório, o SNIS ressalta que "em tempos de escassez hídrica, a gestão de perdas de água tem papel fundamental nas ações estruturantes nos prestadores de serviços". Também afirma que os dados apresentados mostram a necessidade de as empresas responsáveis pelo abastecimento de água atuarem em ações para a melhoria da gestão, para a sustentabilidade da prestação de serviços, para a modernização de sistemas e para a qualificação dos trabalhadores. Confira a taxa de desperdício em cada estado, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento:

Comente agora
21
Jan
Mulher Melão defende o topless e ganha apoio de banhistas no Rio; assista
Postado por: Anacley Souza / 15:34h

Comente agora
21
Jan
Itiruçu: Prefeito cancela contrato com escritório de advocacia no valor de R$ 400 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:33h

A prefeitura de Itiruçu, no Vale do Jequiriça, sudoeste baiano, cancelou o contrato com o escritório Simas e Menezes Advogados Associados, de Salvador, no valor de R$ 400 mil. Segundo o site Itiruçu On-line, a contratação tinha como finalidade conseguir judicialmente cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o prefeito, Wagner Novaes (PSDB), as parcelas foram retidas indevidamente pela Receita Federal entre junho de 2012 e dezembro de 2013. A soma dos desfalques do FPM estaria no valor de aproximadamente R$ 2 milhões. De acordo com o site local, a prefeitura ainda não informou se vai acionar o departamento jurídico municipal para tratar do assunto.

Comente agora
21
Jan
Mulher morre em acidente com carro de prefeitura em Santa Inês
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:32h

Uma pessoa morreu e outra ficou feriada em um acidente nesta terça-feira (20), na Rodovia BA-553, que liga a BR-420, no perímetro urbano de Santa Inês, no Vale do Jequiriça baiano, a BR-116. Rosa Souza Soares, 63 anos, chegou a ser levada para o Hospital Maria Leandra, em Santa Inês, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo informações do Blog Marcos Frahm, uma picape Fiat Strada de placa JOW-2970, que prestava serviços a Prefeitura de Santa Inês, teria batido em um barranco após o condutor perder o controle da direção, na região do povoado São Paulinho. Ainda segundo o blog, o motorista foi também encaminhado para o hospital com lesões sem risco de morte.

Comente agora
21
Jan
Gerente da Embasa responde a queixas sobre falta d'água em S. Antônio de Jesus e região
Postado por: Anacley Souza / 15:21h

Após diversas reclamações devido às falhas no abastecimento de água e adutoras rompidas na cidade de Santo Antônio de Jesus, o gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Gildeone Almeida se pronunciou e falou a respeito do assunto. De acordo o gerente por conta do grande volume de água sendo distribuídos para a cidade e devido a instalações antigas que ainda percorrem um longo circuito, os canos se rompe causando este tipo de sinistro. Segundo afirmou, algumas demoras nos pedido são provenientes se solicitação e autorização por parte da secretaria de infraestrutura do município, já que a pavimentação será retirada no devido local, “é preciso uma autorização para ser legal. Logo após a recuperação entramos com o processo de recapeamento onde for asfalto e reposição do paralelo se for o caso”, disse.

Abastecimento nos Bairros Andaiá e Sales: devido o rompimento da adutora na Rua Cosme e Damião, foi necessário o corte no abastecimento destas duas localidades para que o serviço fosse feito a contento. Segundo informação, o vazamento foi registrado no final da tarde de ontem, e tão logo uma equipe já estava no local para reverter à situação, “algumas redes são bastante antigas na cidade e a Embasa já entrou em um processo de licitação para substituir as mesmas. Acreditamos que este tipo de problema irá diminuir gradativamente”, salientou.

Campanha de conscientização: uma campanha de conscientização para que o cidadão reduza o consumo de água neste verão. Gildeone informou que já está sendo divulgado em outdoors e mídia e esclarece que apesar de não estarmos na zona de risco, ter um consumo consciente é o que nos deixa em uma zona confortável, “nosso abastecimento é pleno, apesar de que a regional de Santo Antônio de Jesus atenda também outras cidades da região. Nossa vazão foi acrescida em 50% e por conta disso o processo de manutenção tem sido exaustivo para que a situações como falta de água por rompimento de adutoras ou cano estourado seja solucionado e assim podermos fazer uma economia efetiva”, completou

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
21
Jan
Índice de vacinação contra aftosa alcança 95,50% na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 15:18h

A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa na Bahia, realizada em novembro de 2014, alcançou o índice de 95,50%, melhor resultado dos últimos dois anos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 21, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Ao todo, foram vacinados 3.340.753 dos 3.498.301 bovinos e bubalinos jovens (com idade até dois anos). A meta da Adab agora é superar, em maio de 2015, os resultados da primeira etapa de vacinação obtidos em 2011, de 98,01%. Entre as regiões que obtiveram melhores índices na última campanha estão Irecê (99,19%), Juazeiro (97,72%), Itaberaba (97,50%), Barreiras (96,95%) e Teixeira de Freitas (96,91%). A Bahia finalizou o ano de 2014 com a manutenção do alto índice atingido na mesma etapa de 2013 (95,12%). Movidos pelo slogan da Campanha, "Seu bezerro vai sonhar grande", a equipe de Juazeiro conseguiu sair do pior índice (78,67%) da 1ª etapa de 2014 para o segundo maior percentual entre as 15 coordenadorias regionais e o escritório em Salvador.

Comente agora
21
Jan
Materiais escolares também podem colocar em risco a saúde das crianças
Postado por: Anacley Souza / 15:07h

Com a volta às aulas, papelarias e livrarias de todo o país ficam lotadas de pais e filhos à procura de materiais escolares para o início deste ano letivo. Entre as mais variadas opções de cores, desenhos e formatos, os consumidores devem estar atentos a qualidade dos itens utilizados dentro e fora das salas de aula. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui variadas normas sobre o tema, as quais garantem mais segurança aos alunos e mais tranquilidade aos pais.

Algumas dicas para o que os consumidores devem atentar na hora da compra:

  1. -- Nos cadernos espiralados, o acabamento dado nas extremidades das espiras metálicas deve formar travas que impossibilitem a formação de pontas agudas. O arame metálico deve ser revestido
  2. -- Nos cadernos grampeados, o arame deve ser revestido
  3. -- Os artigos escolares destinados a crianças com até quatro anos não podem ter bordas cortantes nem mesmo funcionais
Comente agora
21
Jan
"Não levo meu visual tão a sério", fala Caio Castro sobre seu novo bigode
Postado por: Anacley Souza / 14:56h

Caio Castro está se preparando para viver o grande vilão de "Lady Marizete", título provisório da próxima trama das 19h, que substituirá "Alto Astral". Em entrevista à "Contigo!" desta semana, o ator revelou que já dispensou trabalhos na TV. "Pensei que não estava pronto para encarar aquilo. Assumi que não estava preparado para um dos papéis que me ofereceram. Tenho um compromisso com meu público", afirmou. Aos 25 anos, ele não se prende ao visual e adora mudanças. "Sou vaidoso, mas não levo meu visual tão a sério, gosto de brincar deixando a barba crescer, descolorindo....", entregou o galã.

Comente agora
21
Jan
Brasil perde e terá jogo de vida ou morte no handebol
Postado por: Anacley Souza / 14:44h

Na tentativa de fugir da favorita Croácia, provável líder do Grupo B, logo nas oitavas de final do Mundial de Handebol, o Brasil encarou a Eslovênia nesta quarta-feira, em partida válida pela quarta rodada do Grupo A. O jogo foi acirradíssimo e os eslovenos mantiveram a vantagem durante quase toda a partida. Faltando pouco menos de dez minutos para o fim, a Seleção Brasileira conseguiu reagir e virou o jogo, mas nos instantes finais os europeus se impuseram e garantiram a vitória por 35 a 32. Disputando a última vaga com a Bielorrússia, agora a equipe-verde amarela precisa vencer o já eliminado Chile para se classificar para a próxima fase sem depender de outros resultados. O duelo está marcado para sexta-feira, às 12h (de Brasília). O Brasil começou com Chiuffa, Zé, João, Valadão, Tchê e Borges e abriu dois gols de vantagem logo no início. Porém, liderados por Gajic - artilheiro isolado da competição, com 39 gols, e eleito melhor do jogo - os eslovenos deram trabalho para a defesa brasileira, equilibrando a partida. Após 10 minutos, os europeus venciam por 6 a 5. O Brasil chegou a ficar quatro gols atrás, mas se recuperou e empatou em 12 a 12 aos 20 minutos. Apesar das dificuldades para furar o bloqueio 6-0, a Seleção conseguiu se manter colado no marcador e foi para o intervalo perdendo por 19 a 18. (Terceiro Tempo)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com