As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 05/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

26
Mar
Lápis de boca: saiba por que você deveria fazer dele o melhor amigo da sua make
Postado por: Anacley Souza / 14:58h

A diferença entre lápis e batom: É importante saber que lápis de boca e batom são dois produtos de maquiagem diferentes e cada um tem sua função. O lápis proporciona um traço mais preciso e delicado, excelente alternativa para fazer contornos. Por isso, é fino como um lápis de olho, porém mais macio. Vantagens do lápis de boca : Por ter consistência macia, o lápis também consegue proporcionar mais facilmente uma cobertura uniforme. E, por ser macio, mas não mole, o lápis de boca também pode apresentar visual opaco, menos emoliente e superpigmentado. Os lábios ficam tingidos por muito mais tempo sem que a cobertura escorra. A técnica de preencher ainda é a melhor solução para evitar os retoques constantes e o risco de o batom sair e o contorno permanecer lá, principalmente se for apostar em tons escuros, como vermelho, vinho e roxo. Nesse caso, é importante escolher uma cor bem próxima do tom do batom.

Comente agora
26
Mar
Moro manda soltar nove da Operação Xepa; oito são da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 14:51h

O juiz Sérgio Moro decretou neste sábado (260) a liberação de nove investigados na Operação Xepa. Dos nove acusados, oito foram presos na terça-feira em Salvador e em Mata de São João. A ação investiga suspeitas de pagamento de propina e lavagem de dinheiro pela construtora Odebrecht. De acordo com o Estadão, os acusados haviam sido presos em caráter temporário, na 26ª fase da Lava Jato, e deviam ser liberados neste sábado (26), quando venciam as prisões temporárias. Apesar da soltura, o juiz federal obrigou os nove investigados a não deixar o país. Eles também terão de entregar os passaportes à Justiça Federal em três dias. Segundo Moro, a medida restritiva foi imposta porque executivos da Odebrecht foram deslocados para o exterior “obtendo refúgio” – com suspeita de dificultar as investigações. Nesta segunda-feira (28), o juiz da Lava Jato deverá decidir se envia ou não para o Supremo Tribunal Federal a superplanilha da Odebrecht apreendida na residência do executivo Benedicto Barbosa da Silva Júnior, alvo da Operação Acarajé, deflagrada em fevereiro.

Comente agora
26
Mar
Jovem de 18 anos morre depois de inalar gás de buzina em festa
Postado por: Anacley Souza / 14:42h

Uma estudante de 18 anos morreu na madrugada deste sábado (26) depois de inalar gás de buzina durante uma festa em um condomínio na cidade paulista de São José do Rio Preto. Este é o segundo caso de morte relacionada à inalação do gás. Em fevereiro, um estudante de medicina, de 33 anos, morreu na cidade de Fernandópolis (SP). Maria Luiza Perez Perassolo começou a passar mal depois de inalar o gás durante uma festa com amigos, segundo o G1 São Paulo. A jovem teve uma parada cardíaca e chegou a ser atendida por uma equipe de resgate, mas morreu antes de dar entrada no hospital. Ainda segundo a publicação, uma testemunha disse que a buzina foi comprada em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis momentos antes da festa. A jovem teria usado mais de uma vez. A polícia investiga o caso. O frasco foi apreendido e levado para perícia. O velório da jovem foi realizado no cemitério São João Batista de Rio Preto e o enterro do corpo está marcado para este sábado. Neste ano, uma adolescente de 17 anos inalou o gás durante uma festa com amigos e ficou nove dias na UTI depois de sofrer uma parada cardíaca de seis minutos. O gás dentro da buzina é uma mistura de butano e propano, mesmo composto do isqueiro, geladeira e ar-condicionado. O gás inalado chega a entrar no organismo a uma temperatura de -20ºC, e provoca queimaduras na garganta, pulmão, arritmia e infarto, segundo farmacêutica ouvida pelo G1 São Paulo.

Comente agora
26
Mar
Internautas querem fim do limite de dados em banda larga
Postado por: Anacley Souza / 14:24h

As operadoras Vivo e NET anunciaram recentemente que irão limitar o consumo de dados em planos de internet banda larga. Insatifesfeitos com a decisão, consumidores criaram nesta semana uma petição online contra a medida. A revista Exame que a proposta das empresas prevê que quando o limite de consumo de internet for excedido, os consumidores terão a velocidade da conexão reduzida. A Anatal avalia que a medida é benéfico e visa oferecer a mesma qualidade de serviço para todos os clientes, segundo as operadoras de internet banda larga. No entanto, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) considera que esse tipo de controle é um "retrocesso". "Nós entendemos que a Anatel não pode se omitir e aceitar essa mudança, porque o consumidor é quem vai sair perdendo. Uma mudança como essa precisa passar por uma ampla discussão antes de ser aprovada", segundo Maria Inês, coordenadora institucional da Proteste. A publicação refere que a operadora Vivo oferece planos de internet com velocidades que variam entre 4 Mbps a 25 Mbps, enquanto a franquia de dados vai de 50 GB a 130 GB. A banda larga popular tem franquia de 10 GB. A Net tem velocidades de 2 Mbps a 500 Mbps com limites de consumo de 30 GB a 500 GB. A GVT, que deve ter sua marca absorvida pela Vivo em breve, não tem franquia de internet, assim como a Live Tim. Até agora, o controle de dados não afeta os clientes de internet banda larga com planos de fibra óptica. Apenas têm restrição de tráfego os planos que são via rede telefônica (ADSL). A Exame destaca que os planos existentes podem ser afetados, caso haja limite de consumo no contrato. Isso acontece com a Oi desde 2008, com a Vivo desde janeiro deste ano e com a NET desde sempre. As operadoras terão páginas online que mostram o consumo de dados do plano contratado.

Comente agora
26
Mar
Ilha de Itaparica: Adolescentes trocam tiros em lancha e causa pânico entre passageiros
Postado por: Anacley Souza / 14:14h

Um incidente na chegada da lancha Joana Angélica, no terminal de Mar Grande (Ilha de Itaparica) resultou em tiros no começo da tarde deste sábado (26). Segundo relato de testesmunhas que viajavam na embarcação, houve disparos após a chegada de garotos que se penduraram dos lados da lancha. O incidente ocorreu por volta das 12h30. Ainda segundo passageiros, tem sido comum a presença de garotos da localidade que se penduram nas lanchas, aproveitando as partidas e chegadas dos barcos (e maré baixa) para "pongar" no transporte. Apesar do susto, não há relato de feridos no incidente deste sábado. A Amstrab, empresa que administra as embarcações confirma o ocorrido mais não se pronunciou sobre a falta de segurança nos barcos. as informações são do Bahia Notícias.

Um comentário
26
Mar
Estudante cearense é encontrada morta na Espanha
Postado por: Anacley Souza / 14:03h

A estudante cearense Ana Cristina Soriano, de 27 anos, foi encontrada morta nesta sexta-feira, no apartamento onde morava, em Barcelona, na Espanha, onde fazia intercâmbio pelo programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal. Ela era estudante do Curso de Engenharia de Software, do Campus de Quixadá, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A causa da morte ainda está sendo apurada. A reitoria da UFC emitiu uma nota informando sobre a morte da estudante. De acordo com a instituição, o fato foi comunicado ao Consulado do Brasil, que acompanha as providências junto às autoridades espanholas em Barcelona. "A Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais e a diretoria do Campus Quixadá também acompanham o caso", diz a nota. Ainda segundo o comunicado, logo que tomou conhecimento, o reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, entrou em contato com a família para manifestar solidariedade e assegurar o apoio necessário no que compete à UFC. A instituição informou que ainda não há informações sobre traslado do corpo da estudante para o Brasil. Ana Cristina estava em Barcelona desde setembro do ano passado. O último contato dela com a família, que é de Parambu, no sertão dos Inhamuns, a 400 quilômetros de Fortaleza, segundo a irmã Karina Soriano, foi feito quarta-feira à noite. A família acredita que tenha sido morte natural. Ela foi encontrada no quarto de uma pensão onde estava morando. No corpo, não havia sinais de violência. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
26
Mar
"Nossas Praças estão passando por reformas sem projeto", fala Pároco do S. Benedito
Postado por: Anacley Souza / 13:55h

Católicos de todo o mundo realizaram uma caminhada de penitência para recordar o sacrifício de Jesus Cristo nesta sexta-feira (25). Em Santo Antônio de Jesus, fiéis da Paróquia do São Benedito, realizaram uma marcha na localidade e em bairros vizinhos. Segundo o Padre Edson Carvalho, em entrevista a Andaiá FM, o objetivo maior era rezar em penitência recordando os momentos de Cristo antes de sua morte. O tema da Campanha da Fraternidade, que aborda temas como saneamento básico, foi constantemente relembrado pelos seguidores que recolhiam lixo no caminho da procissão, “aqui é nossa casa e a responsabilidade é de todos. O lixo é um grande problema, principalmente para os menos favorecidos. É uma questão de educação, no entanto, o poder público tem por obrigação fazer a coleta e manter as vias públicas livre da sujeira”, discursou. O Pároco citou as obras do Canal do Mutum que permanecem paralisadas por fata de recursos e as reformas nas Praças, Padre Mateus e São Benedito, onde abriga a Igreja, “estamos presenciando o descaso com as pessoas com a obra do Canal paralisada. Famílias residem ás margens do canal e são prejudicadas. Nossas Praças estão ai sem árvores, sem banheiro e sem local ideal para o depósito de lixo. Não há iluminação. Estamos passando por reformas sem projetos”, completou o religioso.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Mar
Tradição de 'malhar o Judas' causa um incêndio
Postado por: Anacley Souza / 13:49h

A tradição de "malhar o Judas" foi a causa de um incêndio de grandes proporções - na noite da sexta-feira (25) - em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. A informação foi passada pela Polícia Civil ao Corpo de Bombeiros. O incêndio aconteceu na antiga Cadeia Pública do município, que fica no Bairro Santa Tereza. Atualmente, o espaço funciona como depósito da prefeitura, ainda segundo o Corpo de Bombeiros. O G1 tentou entrar em contato com a Polícia Civil e com a assessoria de imprensa da prefeitura, mas as ligações não foram atendidas - até a publicação desta matéria. Danos No depósito, pneus recolhidos pela equipe de combate ao aedes aegypti facilitaram a proliferação das chamas. Uma caminhonete usada no serviço de combate ao mosquito ficou destruída, também segundo a corporação. Os bombeiros também informaram que conseguiram conter as chamas a tempo e impediram que uma área interna - onde outros materiais inflamáveis, usados no mesmo serviço, são guardados - fosse atingida. Participaram da ação bombeiros de Santa Cruz do Capibaribe e de Caruaru, também no Agreste. A rede elétrica de baixa tensão foi atingida e algumas áreas próximas ao local do incêndio ficaram sem energia. O serviço deve ser totalmente restabelecido até o início da tarde, de acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). 

Comente agora
26
Mar
Dilma diz, em rede social, que Lula ajudará o governo e 'não há como impedi-lo'
Postado por: Anacley Souza / 13:32h

A presidente da República, Dilma Rousseff, destacou, em sua página no Facebook , declarações dadas a jornalistas estrangeiros em entrevista na última quinta-feira, 24. No texto deste sábado, 26, ela ressalta a importância do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para sua administração. "A vinda do ex-presidente Lula fortalece o governo. Ele é um hábil articulador político, conhece o Brasil e tem imenso conhecimento sobre todos os problemas do país." Em outras duas postagens, a presidente destaca que trará "o presidente Lula para nos ajudar no governo" e "não há como impedi-lo" e faz críticas à gravação e vazamento de conversas com o ex-presidente. Dilma destaca que os diálogos deveriam ter sido remetidos ao Supremo Tribunal Federal, pois é a instituição competente para determinar investigações sobre a Presidência da República. E acrescenta: "a violação ilegal da privacidade atenta contra o Estado de Direito." (Estadão Conteúdo)

Comente agora
26
Mar
Vitória da Conquista: Homem é morto a facadas por vizinho após reclamar de fumaça
Postado por: Anacley Souza / 13:25h

Após reclamar de fumaça que entrava em sua casa, na noite desta sexta-feira (25), um homem foi morto a facadas pelo vizinho no município de Vitória da Conquista. Segundo informações do Blog do Anderson, Maurício Ferreira de Araújo, 39 anos, foi atingido por golpes de faca ao se queixar da fumaça relacionada a um colchão que pegava fogo por volta das 22h30, no bairro Miro Cairo. Seu corpo foi removido apenas à 1h30 deste sábado. A Delegacia de Homicídios da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior investiga o caso.

Comente agora
26
Mar
Se assumir a Casa Civil, Lula poderá nomear diretores da PF
Postado por: Anacley Souza / 11:58h

A decisão final sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir como ministro da Casa Civil ainda está pendente. No entanto, de acordo com a revista Época, caso Lula assuma o cargo, ele terá o poder de nomear diretores da Polícia Federal. A publicação destaca que as diretorias mais estratégicas são as que cuidam da inteligência e do combate aos crimes organizados, estas também poderão ser indicadas pelo petista. A presidente é a responsável por indicar o diretor-geral.

Um comentário
26
Mar
Polícia Federal erradica 170 mil pés de maconha no Sertão
Postado por: Anacley Souza / 11:53h

A Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE) divulgou o resultado da primeira operação de erradicação de maconha de 2016. Denominada Cânhamo I, a operação conseguiu erradicar 170 mil pés de maconha, evitando a produção de 56 toneladas da droga. Os trabalhos de erradicação ocorreram do dia 1 a 8 de março. Foram alcançados os municípios de Orocó, Cabrobró, Santa Maria da Bela Vista, Belém do São Francisco, Mirandiba, Ibimirim, Petrolândia, Afrânio, Dormentes, Carnaubeira da Penha, Floresta, Betânia, Manari e Ilhas do São Francisco. Ao todo, foram erradicados foram destruídos 170 mil pés de maconha, 31 plantios, 58 mil mudas e 400 kg de maconha pronta. Segundo a PF-PE, já é possível perceber a diminuição do número de plantios de maconha no Sertão pernambucano desde a operação Expurgo V, do ano passado. O número de plantios encontrados foi considerado baixo. Apesar do número relativamente alto de pés erradicados, 107 mil pés foram achados em único ponto, na roça de Branco de Aracuan. A Polícia Federal diz que agricultores estão deixando o plantio da droga para plantar cebola, feijão e batata. A PF-PE realiza entre três a quatro operações de erradicação de maconha por ano. O ciclo produtivo é acompanhado de perto por policiais, que deflagram as ações no período de colheita. Ainda de acordo com a polícia, o aumento de apreensões de drogas oriundas do Paraguai é um reflexo das operações de erradicação de maconha, visto que não está havendo tempo do traficante produzir a droga em seu pleno desenvolvimento. Em 2015, foram erradicados 806 mil pés de maconha, 260 plantios, 361 mudas e 546 kg de maconha pronta.

Comente agora
26
Mar
Nuvem ‘apocalíptica’ interrompe partida de beisebol nos EUA e faz sucesso na internet
Postado por: Anacley Souza / 11:35h

Quando uma nuvem digna de filmes apocalípticos se aproxima, o que fazer? No jogo de beisebol entre Houston Astros e Atlanta Braves, em Houston, nos Estados Unidos, os organizadores decidiram interromper a partida. Por conta da proximidade de uma tempestade, o jogo de pré-temporada da Major League Baseball (MLB) terminou antes do tempo, e as duas equipes empataram. Nas redes sociais, as fotos da nuvem se aproximando viralizaram. Alguns internautas falaram em fim do mundo. Outros lembraram o filme de ficção científica "Independence Day". Apesar da aparência catastrófica da nuvem, a tempestade não causou danos. Foi apenas um susto.

Comente agora
26
Mar
Inglaterra estuda por que negros têm mais chances de serem condenados do que brancos
Postado por: Anacley Souza / 11:22h

A Inglaterra vai realizar uma consulta pública para entender os motivos que levam um acusado negro ter mais chances de ser condenado do que um branco. O governo do Reino Unido quer entender através do estudo se há preconceito racial na Justiça Criminal Britânica. A consulta pública fica aberta até junho. O relatório, entretanto, só deve ser divulgado no ano que vem. Dados do Ministério da Justiça da Inglaterra apontam que os negros e asiáticos representam 14% da população britânica, mas nos presídios eles são mais de 25% dos presos. Dos acusados nos tribunais do júri, os negros e asiáticos chegam a quase 25% também. Enquanto um branco tem 56% de chance de ser condenado à prisão, para os negros, essa probabilidade sobe para 61%.

Comente agora
26
Mar
Para vencer concurso de dança, mulher coloca fogo nas partes íntimas; veja vídeo
Postado por: Anacley Souza / 11:13h

 Um vídeo de apenas 9 segundos vem tomando conta das redes sociais. Isso porque o conteúdo dele é bastante inusitado e assustador: nas imagens, uma dançarina profissional exagera na dose de álcool que despejou em seu shorts durante uma performance na Jamaica. O resultado? Ela acabou ateando fogo na própria vagina. Parece loucura, mas a competição exige que todas as participantes "utilizem" líquido inflamável. Ao ver o que tinha acontecido, Gyal Flexi escorrega e rapidamente levanta em busca de ajuda. Depois do susto, ela voltou a dançar e acabou vencendo a disputa.

Comente agora
26
Mar
Irmão de homem-bomba de Bruxelas vem ao Rio para Jogos Olímpicos
Postado por: Anacley Souza / 11:04h

Em agosto deste ano, o irmão de Najim Laachraoui, um dos dois homens-bomba que detonaram seus explosivos no aeroporto de Bruxelas, na terça-feira, deixando 11 mortos, vai participar dos Jogos Olímpicos do Rio. Atleta de taekwondo, Mourad Laachraoui vai representar a Bélgica,no ano passado, ele foi medalha de prata no mundial disputado na Coreia do Sul. Sem conseguir segurar as lágrimas, Mourad, de 20 anos, afirmou em entrevista coletiva não ter notado a radicalização do irmão: "Não queria acreditar que era ele, mas não escolhemos a nossa família. Não percebi mudanças, mas não sou um psicólogo", concluiu. Segundo o jornal francês “Libération”, os dois irmãos frequentaram a mesma escola católica, em Bruxelas, e eram bons alunos, sem problemas disciplinares. Em 2013, Mourad, que já lutava em campeonatos, perdeu contato com Najim, de 24 anos, que viajou para combater na Síria. "Najim era bom e especialmente inteligente; enfatiza Mourad, para acrescentarE continua a ser o meu irmão. Najim Laachraoui, de 24 anos, viajou para a Síria em 2013. Ele ajudou a produzir dois coletes suicidas usados nos ataques que mataram 130 pessoas em 13 de novembro, na capital francesa, segundo as autoridades belgas. A promotoria também confirmou que Laachraoui, um cidadão belga, usou a identidade falsa de Soufiane Kayal ao passar pela fronteira austro-húngara em setembro junto com Salah Abdeslam, um dos principais autores dos atentados de Paris. Laachraoui foi descrito como cúmplice de Abdeslam. Acusado de terrorismo e assassinato, o belga-marroquino foi capturado na Bélgica na última sexta-feira depois de uma caçada de quatro meses.

Comente agora
26
Mar
Capital : Casal de adolescentes é executado com 50 tiros na Boa Vista de São Caetano
Postado por: Anacley Souza / 10:56h

Um casal de adolescentes foi executado com cerca de 50 tiros na madrugada deste sábado (26), na Boa Vista de São Caetano, em Salvador. Segundo informações da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (Pirajá), o crime aconteceu por volta das 2h, na Travessa Garibaldi Gordilho, em uma localidade conhecida como Formiga, na porta de casa de um deles. Ainda de acordo com a polícia, Kaylane Beatriz da Silva Araújo, de 12 anos, e Alisson Barbosa de Jesus, 16, foram cercados por um grupo de 10 homens armados. Porém, apenas dois teriam efetuado os disparos contra as vítimas. O rapaz foi o mais atingido pelos tiros. Eles morreram no local do crime. Ainda não há informações sobre a motivação do crime, mas a polícia acredita que haja relação com o tráfico de drogas na região. A polícia não soube dizer que tipo de relação as vítimas tinham. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). (Correio)

Comente agora
26
Mar
Bélgica: segurança de usina nuclear é morto e tem crachá roubado
Postado por: Anacley Souza / 10:49h

A imprensa belga divulgou neste sábado (26) a informação de que um um segurança de uma usina nuclear na Bélgica foi assassinado na última quinta-feira (24) e teve seu cartão de acesso ao local roubado. O segurança, que estava passeando com seu cachorro, foi morto em Charleroi, no sul da Bélgica, dois dias depois dos atentados de Bruxelas. E seu cartão, que dá acesso a áreas restritas da usina, teria sido roubado. De acordo com o G1, rapidamente as autoridades rapidamente desativaram o cartão. Há suspeitas de que o crime tenha sido cometido por terroristas. O jornal "La Dernière Heure" publicou nesta semana que os autores dos atentados de Bruxelas, teriam instalado uma câmera em frente à casa do diretor do programa nuclear do país. A publicação sugere essas usinas atômicas podem ter feito parte do plano original dos terroristas. Dois dias após os ataques, as autoridades belgas reduziram o número de funcionários que tem acesso às usinas, além de reforçar a segurança.

Comente agora
26
Mar
Cuidados com umbigo do recém-nascido: não precisa ter medo!
Postado por: Anacley Souza / 10:38h

Na barriga da mãe, é pelo cordão umbilical que o bebê se alimenta e “respira”. O cordão é cheio de veias, artérias e terminações nervosas responsáveis pela troca de nutrientes e oxigênio com a mãe. No parto, ele fica sendo uma última ligação entre o bebê e a mãe, superimportante: dá estabilidade ao organismo enquanto a criança está começando a respirar pelo pulmão, se adaptando às diferenças de pressão entre o interior do útero e o ar. A recomendação é que se espere o cordão parar de pulsar para só então cortá-lo. Nossa atenção vai se fixar nesse coto umbilical: um pedacinho de tecido de 2 ou 3 centímetros de pele morta, já sem circulação sanguínea, que, em questão de cerca de duas semanas, vai escurecer, secar e cair. Os primeiros cuidados são dados pela maternidade ou pelo profissional que acompanhar o parto, mas depois é a mãe que cuida para que o coto vire um umbigo na barriga fofa do bebê. E deixe a aflição de lado. A tarefa é mais fácil do que parece.

Em casa: Por ser um tecido em decomposição e úmido (libera uma secreção transparente), reúne as condições que as bactérias adoram. Para que elas não montem acampamento por ali e causem infecções, o cordão deve ser higienizado com álcool 70% sempre depois do banho. E nas trocas de fralda, para evitar a contaminação das fezes com o coto. Nada de neura: o máximo que o bebê vai sentir é um pequeno incômodo, mas não dor. A mãe deve levantar o coto e, com um cotonete, espalhar o álcool começando pela base, limpando em seguida a volta toda, até retirar toda a secreção”, orienta Jurandir Passos, pai de Isabella e Natália, ginecologista e especialista em medicina fetal do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica. “Se sangrar um pouco, é normal.” Tampar o umbigo com curativos não é recomendado – embora se fizesse isso antigamente.

Comente agora
26
Mar
Esquema entre governo e Odebrecht existe desde mandato de Sarney
Postado por: Anacley Souza / 10:31h

A 26ª fase da operação Lava Jato divulgou nesta semana que a empreiteira Odebrecht tinha um "departamento de propina" para movimentar altos valores de dinheiro em pagamentos ilícitos para agentes públicos e políticos principalmente em 2014. No entanto, segundo reportagem do UOL, o esquema de corrupção pode ser ainda mais antigo. Os documentos apreendidos indicam que, durante o mandato presidencial de José Sarney (1985-1990), houve procedimentos semelhantes aos apontados pelos investigadores da Lava Jato. Eles envolviam 516 agentes públicos, empresários, empresas, instituições e políticos, entre eles, há ex-ministros, senadores, deputados, governadores, integrantes de partidos como PSDB, PMDB e PFL (atual DEM). A reportagem teve acesso a quase 400 documentos internos da empreiteira, a maioria datada de 1988. Os papeis estavam em posse de uma ex-funcionária da Odebrecht e detalham remessas e propinas a diversos políticos. A publicação recorda que os documentos citam codinomes para os receptores dos pagamentos e as propinas eram calculadas a partir de percentuais dos valores de obras da empreiteira nas quais os agentes públicos estavam envolvidos. Entre os citados estão o deputado federal Antonio Imbassahy, prefeito de Manaus Artur Virgílio, Jader Barbalho, atualmente senador, ex-ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão, os filhos do ex-presidente José Sarney, Fernando e José Filho, Roseana Sarney, ex-presidente e atualmente senador recém-desfiliado do PTB, Fernando Collor de Mello, Aroldo Cedraz, atual presidente do TCU, e o já falecido ex-deputado federal e governador do Mato Grosso, Dante Oliveira (1952-2006). A Odebrecht declarou "que não se manifestará sobre o tema". Os políticos citados negaram qualquer envolvimento em esquema de propinas com a construtora.

Comente agora
26
Mar
Supermercados dividem o valor do chocolate em até seis vezes
Postado por: Anacley Souza / 10:25h

Mesmo sabendo que vai devorar o ovo de Páscoa antes mesmo de terminar de pagar por ele, os consumidores que estão com o bolso apertado aproveitam que a maioria dos supermercados está dividindo o produto em até seis vezes sem juros no cartão para manter viva a tradição de amanhã de distribuir chocolates. O CORREIO passou pelos principais supermercados da capital baiana, que reabrem hoje depois de ficar fechados por conta da Sexta-Feira Santa, e constatou que mesmo gastando menos, o consumidor não abriu mão do chocolate, ainda que este seja pago em suaves prestações. Foi o que fez o segurança Nelson de Jesus e a esposa, a dona de casa Suelen Santana, que saíram do supermercado com o carrinho cheio. “Sempre compro ovos para a família inteira. E como a cada ano nasce uma nova criança, a conta só aumenta”. Para garantir o chocolate, o segurança teve que parcelar as compras no cartão de crédito em seis nada doces prestações. “No ano passado, eu dividi o valor em dez vezes. Este ano, estou parcelando em seis vezes porque foi o máximo que eu achei, senão parcelaria ainda mais”, diz. No total, o casal comprou 11 ovos de Páscoa e desembolsou R$ 229. Apesar de gastar menos, o brasileiro não abriu mão do ovo de Páscoa na Semana Santa. A maioria nem pensa em substitui-lo pelas barras de chocolate, que sempre tiveram um valor bem mais em conta. Em 2015, 64% dos consumidores pretendiam comprar outros chocolates em vez do tradicional ovo de Páscoa.

Comente agora
26
Mar
Aramari: Jovem mata padrasto ao tentar defender mãe, afirma polícia
Postado por: Anacley Souza / 10:19h

Um jovem de 17 anos matou o padrasto na zona rural de Aramari, a cerca de 120km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu na noite de sexta-feira (25) quando a mãe do jovem discutia com o marido, o padrasto do suspeito. A polícia informou que ao ver a briga do casal, o jovem se envolveu na confusão, pegou uma faca e acabou golpeando o padrasto. A vítima foi atingida nas costas e morreu no local. Ainda conforme a polícia, o suspeito está foragido. O corpo do homem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Alagoinhas. Não há detalhes sobre o enterro. (G1 Bahia)

Comente agora
26
Mar
Salvador: Nova Estação da Lapa será entregue nesta terça
Postado por: Anacley Souza / 10:12h

Após 14 meses de obras, a Estação da Lapa será entregue na próxima terça-feira (29) pelo prefeito ACM Neto. O equipamento contará com banheiros climatizados, impermeabilização da cobertura, segurança privada 24 horas por dia, elevador, manutenção, e conservação permanentes, além de área comercial com 64 estabelecimentos e elevador. Para promover maior segurança, a maior estação de transbordo da capital terá ainda central de controle com 80 câmeras, moderno sistema de iluminação e sistema de detecção de incêndio. A obra contou com investimento de R$ 20 milhões. A Estação da Lapa é administrada pelo consórcio Nova Lapa, que venceu uma licitação em 2014 para administrar o equipamento pelos próximos 35 anos. Fazem parte do consórcio as empresas Socicam, Participa e Axxo, as únicas a apresentar proposta em outubro de 2014.

Comente agora
26
Mar
Arcebispo de Milão suspende padre acusado de prostituição infantil
Postado por: Anacley Souza / 10:05h

O arcebispo de Milão, o cardeal Angelo Scola, suspendeu de suas funções um padre de sua diocese acusado pela justiça italiana de prostituição infantil, informa um comunicado do arcebispado divulgado em plena Semana Santa. O padre Paolo Lesmo, de 46 anos, é acusado pelo Ministério Público de Milão de manter relações pagas, entre 2009 e 2011, via internet, com um menor que se prostituía para adquirir cocaína. O arcebispado de Milão garante que foi informado sobre o inquérito apenas este mês. "O cardeal Scola e seus colaboradores expressam seu espanto e tristeza, e rezam pela vítima, por seus familiares e pelo padre Lesmo", pedindo aos paroquianos que se mantenham "unidos" nesta Semana Santa, segundo a declaração do episcopado. A Congregação para a Doutrina da Fé também abriu um processo judicial de direito canônico para investigar o caso. (AFP)

Comente agora
26
Mar
Hábito de guardar moedas tira R$ 850 milhões de circulação, diz BC
Postado por: Anacley Souza / 09:57h

O hábito brasileiro de guardar moedas está custando caro ao país. Levantamento do Banco Central estima 850 milhões de reais estejam parados em cofrinhos, gavetas, porta-trecos e cinzeiros de carros Brasil afora. Ao todo, são 7,2 bilhões de moedas que não circulam, o equivalente a 4,5 anos de produção a Casa da Moeda. Repor esse estoque custaria 1,8 bilhão de reais. (Radar)

Comente agora
26
Mar
Procon explica regras para viajar com animal de estimação
Postado por: Anacley Souza / 09:43h

Para muitas pessoas, o animal de estimação é parte da família e costuma estar em todos os momentos, inclusive nas viagens. Antes de pegar a estrada com seu amigo pet, é bom saber os cuidados para levar o cachorro ou o gato para o passeio. Você sabia que o animal não pode ser transportado solto ou no colo dentro do carro? O blog Educação Para o Consumo do Procon-SP preparou um guia completo com dicas para o transporte de animais no carro, ônibus e avião. Para viagens aéreas, o transporte de animais é cobrado à parte e o dono precisa reservar a passagem com antecedência. Para viajar de ônibus, é necessário apresentar atestado que comprove as boas condições de saúde do bichinho. Vale ressaltar que para usuários de cão-guia não é necessário pagar pelo transporte.

No avião: De acordo com as regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o transporte de animais é cobrado à parte e o dono precisa reservar a passagem com antecedência, pois muitos voos limitam o número de animais a ser transportado. A Anac determina a obrigatoriedade de apresentação do atestado de saúde e comprovante de vacinação do animal.

Comente agora
26
Mar
Culinária de Páscoa: Palha Italiana
Postado por: Anacley Souza / 09:39h

Ingreedientes:

  1. 2 Latas de Leite Condensado
  2. 4 Colheres (sopa) de Chocolate em Pó
  3. 1 Colher (sopa) de Margarina sem sal
  4. 1 Pacote de Bolacha Maisena (175g)
  5. Açúcar de Confeiteiro á gosto.

Modo de preparo: 

Em uma panela com o fogo desligado adicione o leite condensado, chocolate em pó e margarina e misture um pouco. Ligue o fogo e fique mexendo até que fique bem cremoso e que seja possível ver o fundo da panela, (como um brigadeiro padrão) Retire do fogo e pique as bolachas aos poucos dentro desse brigadeiro e misture bem. Faça isso até acabar todas as bolachas. Em uma forma untada com margarina ou forrada com papel manteiga, adicione o chocolate com bolachas e pressione bem para ficar bem compactado. Leve para gelar por pelo menos 2 horas ou até que fique bem firme. Retire da forma e corte em retângulos. Se desejar passe no açúcar de confeiteiro para tirar o aspecto grudento e deixar sua palha mais firme.

Comente agora
26
Mar
Movimento é tranquilo no sistema Ferry Boat com saídas a cada uma hora
Postado por: Anacley Souza / 09:36h

O movimento também é tranquilo neste sábado, no sistema ferry boat, tanto em Bom Despacho, na Ilha, como em São Joaquim, na capital baiana. As saídas ocorrem a cada hora. De acordo com a Internacional Travessias, empresa responsável pelo serviço, seguem em operação os ferries Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia e Dorival Caymmi. Os demais permanecem em stand by. Até 29 de março, as viagens extras irão ocorrer sempre que a demanda aumentar, e o sistema funcionará por 24 horas de domingo (27) para segunda-feira (28), a partir do terminal Bom Despacho. A expectativa é que seja atendido o mesmo volume registrado em igual período do ano passado, quando circularam pelos dois terminais mais de 146 mil passageiros e mais de 26 mil veículos. Para checar a disponibilidade de vagas para o serviço Hora Marcada, exclusivo aos condutores de veículos, o cliente deve acessar o site da Internacional Travessias. O pagamento para esta modalidade pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito. A Central de Atendimento ao Cliente (CAC), fica localizada no Terminal São Joaquim, aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h (contatos: 71 3032-0475 ecac@internacionaltravessias.com.br).

Comente agora
26
Mar
Dilma conversará com Obama sobre a “tentativa de golpe”, diz colunista
Postado por: Anacley Souza / 09:31h

A presidente Dilma Rousseff (PT), irá conversar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a “tentativa de golpe” em seu mandato, segundo Dilma. De acordo com o colunista de O Globo, Lauro Jardim, em conversas com alguns de seus ministros nos últimos dias, a presidente garantiu que vai aproveitar o encontro com Obama, em Washington, capital dos Estados Unidos, na próxima quarta-feira (30), para explicar a crise política brasileira e falar da possibilidade de um suposto "golpe" para derrubá-la da presidência.

Comente agora
26
Mar
Travessia Salvador-Mar Grande opera com embarque imediato; confira
Postado por: Anacley Souza / 09:24h

O embarque de passageiros nos terminais da travessia marítima Salvador-Mar Grande, é imediato na manhã deste sábado (26). O sistema opera com 10 embarcações em tráfego, que seguem em boas condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, que tem mar calmo e ventos fracos. Após dois dias de intenso fluxo de saída de Salvador para a Ilha de Itaparica, por conta do feriado da Semana Santa, iniciado na sexta-feira (25), os passageiros não encontram filas. As informações são da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). As partidas são realizadas a cada meia hora ou de 15 em 15 minutos, conforme o fluxo. Neste sábado, o último horário saindo de Mar Grande será às 18h30. Já a última saída de Salvador está programada para às 20h. Já com relação aos catamarãs saindo de Salvador para o Morro de São Paulo, a Astramab informa que todos os horários de partida são realizados com boa ocupação neste sábado. A passagem custa R$ 85 e a viagem, direta, dura 2h e 20m em média. As saídas do Terminal Náutico são às 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas de Morro ocorrem às 9h, 11h30, 12h30, 13h e 15h. As escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos saem a partir das 9h e retornam às 17h30. O passeio inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica e a tarifa é R$ 50 por pessoa.

Comente agora
26
Mar
Após ataque, Aerporto do Bruxelas ficará fechado até terça-feira (29)
Postado por: Anacley Souza / 09:16h

O aeroporto Zaventem em Bruxelas, capital da Bélgica, está sendo preparado para retomar suas atividades, mas continuará fechado até a próxima terça-feira (29), informou a administração do local neste sábado. O aeroporto foi fechado na última terça-feira (22), quando dois homens-bomba do Estado Islâmico mataram 11 pessoas e feriram mais de 100. Outras 20 pessoas morreram em um ataque terrorista a um trem na estação Maelbeek, também na capital belga. "O Aeroporto de Bruxelas está atualmente estudando uma solução temporária para retomar parcialmente os voos de passageiros, tendo em conta as novas medidas de segurança que estão sendo aplicados nos aeroportos belgas, de acordo com o decidido pelo governo", informou a empresa que administra o aeroporto. "Voos de passageiros não serão retomados antes da terça-feira, 29 de março de 2016", informava o comunicado. Também foi relatado que as investigações foram encerradas no local e que técnicos e engenheiros avaliam os danos causados pelas explosões (Estadão Conteúdo)

Comente agora
26
Mar
Coreia do Norte divulga vídeo com suposto ataque submarino aos EUA
Postado por: Anacley Souza / 09:06h

A Coreia do Norte divulgou neste sábado (26) um novo vídeo de propaganda, sob o título ameaçador de "Última oportunidade", em que mostra um suposto lançamento de míssil nuclear submarino contra os Estados Unidos e que se encerra com a bandeira americana em chamas. A montagem, de quatro minutos, publicada no site de propaganda DPRK Today, faz uma viagem através da história das relações entre os dois países e termina com uma sequência manipulada digitalmente em que um míssil cai em frente ao Memorial Lincoln, em Washington. O edifício do Capitólio explode com o impacto e uma mensagem aparece na tela: "Se os imperialistas norte-americanos avançarem uma polegada em direção a nós, vamos atacá-los imediatamente com (arma) nuclear". Pyongyang acirrou sua retórica bélica nas últimas semanas, e ameaça quase diariamente com o uso de armas nucleares e bombardeios convencionais a Coreia do Sul e os Estados Unidos, em resposta à crescente presença militar dos dois aliados na península coreana. A tensão entre as duas Coreias aumentou depois que Pyongyang realizou seu quarto teste nuclear em janeiro e lançou um satélite, o que foi percebido como um teste de lançamento de míssil balístico disfarçado. A Coreia do Norte tenta se dotar da capacidade de lançar mísseis balísticos submarinos (SLBM), o que permitiria elevar sua ameaça nuclear a um próximo nível. Para isso, realizou vários testes supostamente bem sucedidos, embora especialistas questionem a veracidade desses testes e sugiram que Pyongyang está longe de atingir essa capacidade. Neste sábado, ativistas sul-coreanos voltaram a lançar dezenas de milhares de panfletos contra seu vizinho do norte, na fronteira entre os dois países, uma ferramenta de propaganda comumente usada por Seul, com a consequente ameaça de represálias por parte do regime de Kim Jong-Un. "Planejamos lançar um total de 10 milhões de folhetos no norte nos próximos três meses condenando os testes nucleares da Coreia do Norte", explicou a repórteres o desertor e ativista Park Sang-Hak. (Globo)

Comente agora
26
Mar
Governo só tem verba para reparo em rodovias até agosto
Postado por: Anacley Souza / 08:57h

Depois de ser obrigado a paralisar obras de pavimentação e duplicação de estradas em todo o País por causa da falta de recursos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se vê agora sem condições de cumprir sua missão básica: garantir a manutenção das rodovias que já existem. O estrangulamento financeiro do órgão abriu um rombo de R$ 1,2 bilhão na verba anual necessária para executar os serviços de reparo e conservação das estradas. Trata-se de um terço do dinheiro usado para cobrir os 55 mil quilômetros da malha federal. Sem esse recurso, o Dnit só tem condições de pagar a manutenção das rodovias até agosto. Depois disso, será obrigado a paralisar os serviços. O esvaziamento da autarquia que sempre ostentou um dos maiores caixas do orçamento federal decorre não apenas do aperto nas contas públicas neste ano, mas também do pagamento de dívidas que o órgão acumulou de anos anteriores. Em 2016, o Dnit recebeu autorização para gastar R$ 6,5 bilhões, mesmo volume que teve no ano passado e praticamente metade do que chegou a contar entre os anos de 2010 e 2014. Ocorre que mais de 40% do dinheiro que entrou neste ano foi usado para pagar contas antigas, dando fim a uma pilha de centenas de contratos que já armazenavam cerca de três meses de atraso. Para zerar esse passivo, o Dnit desembolsou R$ 2,7 bilhões do que recebeu. "Hoje não temos mais nenhum dos nossos mil contratos, tudo foi quitado, mas essa situação de fato limitou nossa capacidade de execução de outros serviços", diz o diretor-geral do Dnit, Valter Silveira.

Comente agora
26
Mar
Diagnóstico de zika ainda é limitado e novo teste é urgente, diz especialista
Postado por: Anacley Souza / 08:42h

O diagnóstico de zika ainda é muito limitado devido à ausência de métodos padronizados, afirmou o pesquisador Pedro da Costa Vasconcelos, diretor do Instituto Evandro Chagas, do Pará, em simpósio sobre o vírus no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. Testes de biologia molecular (PCR), capazes de detectar o vírus só até cinco dias depois do início dos sintomas, já estão disponíveis em alguns laboratórios públicos de referência, o Ministério da Saúde anunciou que vai comprar 500 mil testes do tipo até o fim do ano, e também em privados. Já os testes sorológicos, capazes de detectar a infecção depois de o vírus já ter sido eliminado do organismo, ainda são feitos somente de forma artesanal em instituições de pesquisa e oferecidos por alguns laboratórios privados. Limitações dos testes sorológicos : O problema, segundo Vasconcelos, é que os exames sorológicos desenvolvidos até o momento por empresas privadas têm limitações de sensibilidade e especificidade. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) já registrou três testes do tipo, dois produzidos pela empresa alemã Euroimmun e um pela canadense Biocan Diagnostic Inc. “A Anvisa liberou para uso, mas não avaliou a sensibilidade e nem a especificidade desses testes. Mas eu vi que o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) avaliou e me foi informado em uma reunião da OMS (Organização Mundial da Saúde) que os índices de sensibilidade e especificidade foram muito baixos nesses kits”, diz Vasconcelos. (Bem Estar)

Comente agora
26
Mar
Batida entre dois ônibus deixa feridos no Largo dos Mares, em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 08:34h

Uma batida entre dois ônibus no Largo dos Mares, na Cidade Baixa, deixou ao menos nove pessoas feridas na manhã deste sábado (26), em Salvador. As informações são da Transalvador. O acidente ocorre três dias depois de outra batida envolvendo um ônibus coletivo na capital baiana, onde o motorista ficou preso às ferragens. De acordo com o órgão de trânsito, ainda não há detalhes das causas do acidente, mas a batida teria ocorrido em um cruzamento no Largo dos Mares. Os veículos ficaram com as frentes destruídas com a batida. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pelo Corpo de Bombeiros. Segundo informações do Samu, quatro pessoas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma, duas para o Hospital Geral do Estado (HGE) e, por volta das 7h30, três vítimas aguardavam a regulação para saber qual a unidade de saúde seriam encaminhadas. Ainda não há detalhes do estado de saúde delas. (G1 Bahia)

Comente agora
26
Mar
E-mail cita repasses via 'bônus' a sete partidos
Postado por: Anacley Souza / 08:19h

Em meio às planilhas de contribuições eleitorais encontradas na residência do presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Barbosa Silva Junior, a Operação Lava Jato apreendeu uma cópia de e-mail de funcionários do "setor de propinas" da empreiteira pedindo "pagamentos via bônus" a partidos e a políticos de sete siglas - PSDB, PMDB, PT, DEM, PPS, PDT e PTB - durante a campanha eleitoral de 2012. Parte dos repasses envolvendo a Construtora Norberto Odebrecht (ou CNO, segundo a sigla utilizada pelos funcionários da empresa) que aparecem na mensagem coincide ou é próxima dos valores declarados nas prestações de contas entregues pelas siglas, em 2012, à Justiça Eleitoral. Contudo, nenhum dos pagamentos da empresa ETH Bioenergia (que pertence ao grupo Odebrecht) mencionados no e-mail coincide com o que foi declarado oficialmente - um indício de que os pagamentos podem não ter sido feitos pelo caminho oficial. A mensagem sugere que a empresa teria repassado R$ 2,5 milhões somente no mês de agosto daquele ano para diretórios estaduais dos partidos, sem especificar que Estados seriam beneficiados. Oficialmente, porém, a ETH Bioenergia doou apenas R$ 90 mil em 2012, e nenhuma de suas contribuições teve como destino algum diretório estadual das siglas citadas. Na mensagem, de 29 de agosto de 2012, já no período eleitoral, Luiz Eduardo da Rocha Soares, funcionário do setor financeiro da Odebrecht em São Paulo, solicita a Benedicto e a Hilberto Silva, responsável pelo setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, os "pagamentos a serem efetuados via Bônus" referentes a uma lista de políticos e partidos.

Comente agora
26
Mar
Ministro da Fazenda acredita em inflação abaixo dos 7% neste ano
Postado por: Anacley Souza / 08:01h

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse esperar que a inflação encerre o ano “menor que 7%”. Em entrevista à TV NBR na noite de quinta-feira, ele não fez qualquer menção ao fato de que, se essa previsão se concretizar, a inflação vai estourar o teto da meta pelo segundo ano consecutivo. Em 2015, a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 10,67% ao ano. A meta de inflação é de 4,5% ao ano, com tolerância de até 6,5%. “Muito provavelmente vamos ter uma inflação neste ano menor que 7%, caso continue a tendência das últimas semanas, o que significa uma redução de quase 4 pontos (percentuais) em relação ao que ocorreu no ano passado”, afirmou o ministro. “Isso significa maior poder de compra para os trabalhadores e famílias brasileiras, que se sentirão mais seguros para poder voltar a consumir e fazer suas compras usuais, eventualmente adiadas diante desse cenário de incerteza”, acrescentou. Para Barbosa, já há sinais mais favoráveis em relação ao comportamento da inflação nas últimas semanas. Segundo ele, a inflação oficial, medida pelo IPCA, veio abaixo das expectativas do mercado, o que deve levar os economistas a reduzir as projeções para o ano. Ele disse ainda esperar que os projetos que o governo enviou nesta semana ao Congresso sejam aprovados em até um mês e meio.

Comente agora
26
Mar
Proposta do Pentágono indica reforço a apoio militar no Iraque
Postado por: Anacley Souza / 07:52h

O Pentágono enviará nas próximas semanas ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propostas para reforço do apoio militar dos Estados Unidos às forças iraquianas, informou nesta sexta-feira (25) o chefe do Estado-Maior, general Joe Dunford. "Temos uma série de recomendações que iremos discutir com o presidente nas próximas semanas", afirmou o general durante entrevista coletiva no Pentágono, ao lado do ministro da Defesa, Ashton Carter. "O secretário da Defesa e eu pensamos que deve haver um aumento das forças norte-americanas no Iraque, mas nenhuma decisão foi tomada". De acordo com a Agência Brasil, Dunford ressaltou ainda que é necessário definir os meios a utilizar para "facilitar" a retomada de Mossul, a segunda maior cidade do país, pelas tropas iraquianas. Os responsáveis pelo Pentágono já mencionaram o desejo de acelerar a formação das tropas iraquianas ou de fornecer apoio logístico para a ofensiva. Dunford e Carter lembraram também a possibilidade de fornecerem pontes temporárias para ajudá-los a atravessar os rios.

Comente agora
26
Mar
Novo Código de Processo Civil agiliza cobrança de devedores
Postado por: Anacley Souza / 07:48h

O novo Código de Processo Civil (CPC) traz uma boa e uma má notícia para quem atrasa o pagamento da taxa de condomínio. A parte ruim, bem ruim, é que três dias após a notificação para quitação do débito o imóvel pode sofrer penhora online. O lado bom que o novo código traz é que a negociação pode ser feita por meio de câmaras privadas de mediação, que permitem uma maior celeridade ao processo. "No caso da inadimplência em condomínios, o código é um manual de procedimentos sobre instrumentos que já estavam em vigor. A maior mudança é a rapidez, pois o processo passa a ser extrajudicial", avalia o advogado Matheus Chetto, especialista em direito imobiliário e sócio do escritório Chetto&Chetto. s punições em caso de inadimplência são rigorosamente as mesmas que já estavam em vigor. A diferença é que até 18 de março, quando o CPC entrou em vigor, quando o devedor era notificado, existia a "fase de conhecimento", que era o tempo que o juiz levava para analisar o processo e decidir se a dívida era pertinente ou não. Pelas novas regras, assim que houver a notificação de débito o morador conta com um prazo de três dias para quitar esse compromisso ou recorrer a uma Câmara Privada de Mediação, Arbitragem e Conciliação (Caprimac), instituto regulamentado pelo novo código. "Não é uma instituição de estado, mas conta com o respaldo do estado para fazer a mediação", explica Chetto. O advogado, professor universitário e sócio de uma Caprimac Renato Dantas considera que a nova solução apresentada pelo CPC traz, além da celeridade, a possibilidade de uma maior compreensão da situação do devedor.

Comente agora
26
Mar
Estudante de medicina baiano está desaparecido no Rio de Janeiro
Postado por: Anacley Souza / 07:38h

O estudante de Medicina, Caio Fernandes de Carvalho, 24 anos, está desaparecido na cidade do Rio de Janeiro desde a última quarta-feira (23). Baiano de Riacho de Santana, o jovem teria feito o último contato com a mãe por telefone por volta das 16h40. O caso foi registrado na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), de acordo com o jornal Extra. Caio se mudou para o Rio há cerca de cinco anos para fazer faculdade na Estácio de Sá, no mesmo bairro onde divide um apartamento com um colega. No último contato com a família, Caio disse estar na faculdade, aguardando em uma fila para resolver um problema em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Amigos e funcionários, no entanto, não o viram por lá. "O colega da faculdade que mora com ele o viu, pela última vez, saindo de casa, na quarta-feira, às 12h, com a mochila nas costas. Mas ninguém o viu na faculdade", relatou o primo Victor Hugo Gondim, explicando que o desaparecimento foi logo notado pela mãe de Caio, que ainda mora em Riacho de Santana. "Como moramos no interior da Bahia, sempre mantemos contato. O Rio é uma cidade muito perigosa. A mãe dele ligou, novamente, às 18h, mas deu caixa postal. Continuou insistindo e nenhum sinal dele. Aí, no dia seguinte, ligamos para todos os colegas. Ninguém sabia do paradeiro. Então, a mãe dele foi para o Rio", disse Victor ao Extra. Ao chegar na cidade, a mãe do jovem registrou o caso na delegacia. Segundo informações da delegada titular, Elen Gomes Pereira Souto, as investigações estão em andamento. Os agentes seguem ouvindo testemunhas e realizando diligências que possam esclarecer o fato.

Comente agora
26
Mar
Oito detentos serram grade e tentam fugir de presídio em Feira de Santana; um escapa
Postado por: Anacley Souza / 07:34h

Os oito presos tentaram fugir do Conjunto Penal de Feira de Santana, a 110 km de Salvador, na sexta-feira (25). De acordo com o Sindseps (Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador), os detentos serraram a grade da cela 34 do pavilhão 10 e tentaram escapar da unidade, por volta das 2h. Cinco detentos pularam o muro interno, mas três não chegaram a sair da cela. Apenas um interno, Edivaldo Perreira Matias, conseguiu fugir da unidade. Ainda de acordo com o sindicato, o conjunto abriga atualmente cerca de 1.756 presos. O sindicato denuncia que os detentos têm acesso a ferramentas cortantes, perfurantes e serras na oficina e almoxarifado coordenado por detentos e sem nenhum tipo de controle ou vigilância. Ainda segundo o Sindseps, na oficina principal ao lado do pavilhão 06, onde funciona a empresa OL Papéis, contém também diversas ferramentas cortantes, perfurantes e serras, coordenada também por detentos e sem o devido controle da Segurança da Unidade. (R7 Bahia)

Comente agora
26
Mar
Operação da PRF aprende duas motos roubadas, em municípios da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 07:23h

Na tarde de quinta-feira (24), duas motos foram apreendidas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), o primeiro caso aconteceu por volta das 14h30, na região do entroncamento de Jaguaquara/BA, município localizado a 336 km de Salvador. Durante fiscalização uma motocicleta honda/CG 150, com placas de Jequié/BA, foi apreendida, os policias chegaram à conclusão que a placa utilizada era de outra motocicleta de mesma característica, e a verdadeira possuía registro de ocorrência de roubo desde outubro de 2010, em Salvador. Já o segundo caso aconteceu no km 275 da BR-116, trecho do município de Tucano, localizado na região nordeste da Bahia. Durante a abordagem, foi realizada uma averiguação nos elementos de identificação, onde constatou-se que existia registro de roubo/furto para o veículo fiscalizado. Os dois condutores foram encaminhados para a delegacia de polícia judiciária local, onde responderam pelos crimes.

Comente agora
26
Mar
Nigéria e Egito empatam em jogo com torcida pendurada em andaimes
Postado por: Anacley Souza / 07:14h

Em partida do Grupo G das eliminatórias para a Copa das Nações Africanas, a Nigéria recebeu o Egito na terceira rodada e manteve um empate razoável, fechando o jogo em 1 a 1. O destaque ficou por conta da torcida, que superlotou o estádio e chegou aos 40 mil espectadores. O espaço tem capacidade para apenas 25 mil. A torcida se apertou e sobraram até para os refletores, que receberam alguns torcedores mais abusados, tudo para ver o craque do time nigeriano, Kelechi Iheanacho, que joga pelo Manchester City.

Comente agora
26
Mar
PM atira bomba em arquibancada em estádio no AM e fere criança de 4 anos
Postado por: Anacley Souza / 07:09h

Na última quinta-feira (24), em partida pelas quartas de final da Copa Verde, no Estádio da Colina, em que o Nacional (AM) empatou em 1 a 1 com o Remo, o filho do zagueiro Edson Rocha, do time amazonense, foi ferida por uma bomba atirada na arquibancada pela Polícia Militar. A criança, de quatro anos, teve a mão queimada e inalou parte da fumaça e do gás de pimenta utilizado pelos policiais, saiu do estádio nos braços do pai e passa bem. A confusão começou quando um torcedor do Nacional invadiu o gramado nos minutos finais da partida. Ele foi contido pelas forças policiais. Os torcedores que estavam nas arquibancadas, então, passaram a reclamar do "excesso de energia" utilizado pelos homens de farda para prender e algemar o invasor. Para conter os ânimos das poucas dezenas de pessoas que gritavam das arquibancadas, os policiais passaram a borrifar gás de pimenta do gramado para as cadeiras. Um dos soldados achou por bem ampliar o "uso gradual da força", atirando uma bomba sem nem ver para onde, apenas jogou no meio dos torcedores e desceu para o vestiário, como se pode ver no vídeo acima.

Comente agora
26
Mar
Consumo de cafeína pode aumentar risco de aborto involuntário, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 07:04h

As mulheres correm maior risco de aborto involuntário quando elas ou seus companheiros consomem mais de duas bebidas com cafeína por dia semanas antes à concepção, informou um novo estudo divulgado nos EUA. Segundo o estudo publicado na noite de quinta-feira (24) no site da revista "Fertility and Sterility", as mulheres que bebem mais de duas bebidas com cafeína por dia durante as primeiras sete semanas de gravidez também são mais propensas a sofrer um aborto involuntário. No entanto, as taxas de aborto involuntário se reduzem para as mulheres que tomam multivitamínicos diários antes e depois da concepção. O estudo, feito por pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) e pela Universidade Estatal de Ohio, se baseou em dados da Pesquisa Longitudinal da Fertilidade e do Meio Ambiente (LIFE, em inglês). Relação de fertilidade e estilo de vida Essa pesquisa acompanhou 501 casais nos estados de Michigan e Texas, de 2005 a 2009, examinando a relação entre a fertilidade, o estilo de vida e a exposição a produtos químicos no meio ambiente. O estudo comparou o consumo de cigarro, bebidas com cafeína e de multivitamínicos entre 344 casos nos quais a mulher estava grávida. Das gestações, 98 -ou seja, 28%- terminou em aborto involuntário. As conclusões dos pesquisadores se basearam em um conceito estatístico chamado índice de risco, que estima a probabilidade de um resultado em particular durante o período de estudo. "Nossos resultados também indicam que o integrante masculino (do casal) também tem importância", disse a autora principal do estudo, Germaine Buck Louis, diretora da Division of Intramural Population Health Research no NIH. "O consumo de bebidas com cafeína antes da concepção é nos tão fortemente associado com a perda da gravidez nos homens tanto como nas mulheres", afirmou.

Comente agora
26
Mar
Papa condena a corrupção
Postado por: Anacley Souza / 06:59h

O papa Francisco condenou nesta sexta-feira (25), durante oração após a cerimônia da Via Sacra, o fundamentalismo, o terrorismo, as guerras e os corruptos. Ele também denunciou a destruição do meio ambiente, em detrimento das futuras gerações, e os mares que se tornaram “cemitérios insaciáveis”. No Coliseu de Roma, o papa rezou pelos idosos abandonados, pelas pessoas com deficiência e pelas crianças desnutridas. Como sinal de esperança, ele citou as pessoas que sonham “com um coração de criança” e que trabalham para tornar o mundo um lugar melhor, mais humano e mais justo. Ao longo da tarde desta sexta, dezenas de milhares de pessoas entraram no Coliseu, depois de terem passado por fortes controles de segurança. O evento recria o caminho feito por Jesus, ao carregar a cruz desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário. Sentado em um trono vermelho, ao lado de uma grande cruz de metal, iluminada com tochas, o papa, de 79 anos, escutou um longo discurso escrito pelo cardeal italiano Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia, no centro da Itália. Dois sírios, um russo, um chinês e um centro-africano foram os escolhidos para transportar uma cruz de madeira pela histórica arena, onde morreram milhares de cristãos, durante o Império Romano. Pedófilos – Francisco também denunciou “a consciência insensível e anestesiada” da Europa relativamente aos migrantes e a traição dos padres pedófilos, que “roubam os inocentes da sua dignidade”. O Mediterrâneo e o Mar Egeu “tornaram-se um cemitério insaciável, imagem de nossa consciência insensível e anestesiada”, lamentou o papa na oração de cerimônia da Sexta-Feira Santa. O papa renovou o apelo aos países da União Europeia, para que acolham condignamente as centenas de milhares de refugiados. “Oh Cruz de Cristo, nós vemos hoje nos rostos das crianças, das mulheres e das pessoas exaustas e assustadas que fogem das guerras e da violência e não encontram mais do que a morte e de ambos Pilates lavou as mãos”, orou. (Lusa)

Comente agora
26
Mar
TCM disciplina prestação de contas de prefeituras e câmaras por meio eletrônico
Postado por: Anacley Souza / 06:54h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou resolução que estabelece normas para a apresentação das contas mensais e anuais das prefeituras e câmaras municipais, que a partir de agora, obrigatoriamente, devem ser apresentadas por meio eletrônico, através do sistema e-TCM, em formato de arquivo PDF. A resolução foi publicada na edição dessa quinta feira (24) do Diário Oficial Eletrônico da corte de contas. As contas mensais devem ser prestadas até o último dia do mês subsequente, e as anuais deverão ser encaminhadas às câmaras municipais até o dia 31 de março – ambas por meio eletrônico, através do sistema e-TCM. A resolução adverte que “somente serão considerados como “recebidos” pelo TCM os conteúdos remetidos pelos jurisdicionados por intermédio da plataforma tecnológica e-TCM e do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – Siga. E destaca que o não envio da prestação de contas no prazo estabelecido implicará em imputação de multa ao gestor, como estabelece a Lei Complementar nº 06/91, podendo ainda comprometer o mérito das contas.

Datas – As contas anuais das prefeituras deverão – de acordo com a resolução, ser enviadas à Câmara Municipal até 31 de março do exercício seguinte, acompanhadas de ofício firmado pelo gestor, exclusivamente por meio eletrônico, em formato de arquivo PDF que faculte acesso a pesquisas e cópias (PDF Pesquisável), “ cabendo ao presidente da Câmara Municipal juntar, no mesmo prazo, formato de arquivo e por intermédio da mesma plataforma tecnológica (e-TCM), as contas do Poder Legislativo para fins da disponibilidade pública de que trata o § 2º do art. 95 da Constituição do Estado da Bahia”.

Comente agora
26
Mar
Concurso para prefeitura de Itabuna tem 617 vagas em todos os níveis
Postado por: Anacley Souza / 06:49h

Foram abertas na última quinta-feira (24) as inscrições para concurso público que visa preencher vagas na prefeitura de Itabuna, no sul da Bahia. Há 617 vagas para todos os níveis de escolaridade, e os salários variam de R$ 880 a R$ 2.485,58. As inscrições estão abertas até o dia 17 de abril e devem ser feitas exclusivamente via internet. Os valores das taxas são: R$ 50 para os cargos de Ensino Fundamental; R$ 80 para os de Ensino Médio e Técnico; e R$ 100 para os de Ensino Superior. O concurso disponibiliza vagas para Nível Fundamental Incompleto (Borracheiro, Calceteiro, Eletricista, Pedreiro, Pintor, Roçador, Soldador), Nível Fundamental Completo (Agente de Endemias, Auxiliar de Infraestrutura, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista, Operador de Máquinas); Nível Médio (Auxiliar Administrativo, Operador de Rádio), Nível Médio Técnico (Técnico de Enfermagem do Trabalho, Técnico Auxiliar de Regulação Médica, Técnico em Agrimensura, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Segurança no Trabalho, Técnico em Informática). Para o Nível Superior as vagas são para Administrador, Advogado, Arquiteto, Auditor Fiscal, Educador Físico, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro em Segurança do Trabalho, Analista de Sistemas, Assistente Social, Enfermeiro do Trabalho, Enfermeiro Emergencista, Enfermeiro PACS/PSF, Médico Cardiologista, Médico Dermatologista, Médico Emergencista, Médico Endocrinologista, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Hematologista Pediátrico, Médico Hepatologista, Médico Mastologista, Médico Neurologista, Médico Oncologista, Médico Oncologista Pediátrico, Médico Ortopedista, Médico Pneumologista, Médico PSF, Médico Urologista, Médicos do Trabalho, Nutricionista, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional.

Comente agora
26
Mar
Mega-Sena pode pagar R$ 9 milhões neste sábado
Postado por: Anacley Souza / 06:44h

O sorteio do concurso 1.803 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 9 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (26). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília), em Canela (RS). De acordo com a Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 57 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 15 imóveis no valor de R$ 600 mil cada, ou montar uma frota de 60 carros de luxo.

Comente agora
26
Mar
Brasil abre 2 a 0, mas sofre gol de Suárez e cede empate ao Uruguai
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 00:01h

A Seleção Brasileira abriu o placar sem deixar o Uruguai tocar na bola, aos 40 segundos de jogo, e chegou a fazer 2 a 0. Mas Luis Suárez, que ainda não tinha feito gol sobre o Brasil e atuou pela primeira vez desde a suspensão na Copa do Mundo, balançou as redes para definir o empate por 2 a 2 em Recife, nesta sexta-feira. Um resultado frustrante após o início dos comandados de Dunga, com o gol de Douglas Costa aos 40 segundos e Renato Augusto ampliando, aos 25 do primeiro tempo. Mas David Luiz e Filipe Luis foram decisivos para o rival. Aproveitando bobeira de ambos, Cavani descontou, aos 31 minutos do primeiro tempo. Aos dois do segundo, Suárez aproveitou a lentidão de David Luiz para igualar o marcador. O Brasil chega a oito pontos, ocupando a terceira colocação, dois pontos e uma posição abaixo do Uruguai nas Eliminatórias Sul-Americana da Copa do Mundo de 2018. O time de Dunga volta a campo às 21h45 (de Brasília) de terça-feira, diante do Paraguai, que também tem oito pontos em cinco rodadas, em Assunção. A seleção celeste recebe o Peru, no mesmo dia, às 20 horas.

  1. FICHA TÉCNICA
  2. BRASIL 2 X 2 URUGUAI
  3. Local: Arena Pernambuco, no Recife (PE)
  4. Data: 25 de março de 2016, sexta-feira
  5. Horário: 21h45(de Brasília)
  6. Árbitro: Néstor Fabián Pitana (Argentina)
  7. Assistentes: Juan Pablo Belatti e Ezequiel Darío Brailovsky (ambos da Argentina)
  8. Público: 43.898 pagantes
  9. Renda: R$ 4.961.890,00
  10. Cartões amarelos: Neymar, Daniel Alves e David Luiz (Brasil); Suárez (Uruguai)
  11. Gols: 
  12. BRASIL: Douglas Costa, aos 40 segundos, e Renato Augusto, aos 25 minutos do primeiro tempo
  13. URUGUAI: Cavani, aos 31 minutos do primeiro tempo; Suárez, aos dois minutos do segundo tempo
  14. BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho (Philippe Coutinho) e Renato Augusto; Willian (Lucas Lima), Neymar e Douglas Costa (Ricardo Oliveira)
  15. Técnico: Dunga //// URUGUAI: Muslera; Fucile, Coates, Victorino e Álvaro Pereira; Arévalo Ríos, Vecino, Carlos Sánchez (Stuani) e Cristian Rodríguez (Álvaro González); Luis Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.
Comente agora
25
Mar
Quem é este?
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:09h

Quem é este que não se usurpou ser igual a Deus

Deixou seu trono de glória

Veio ao mundo

E por todos nós padeceu?

Quem é este que por todos nós se entregou

Pelo rico, pelo pobre, escrevo e senhor

Sem fazer acepção de pessoas

A todos de igual modo amou?

Quem é este que um dia a tempestade acalmou

Quando os seus discípulos estavam a perecer

Todos ficaram admirados

Com o seu grande poder?

Quem é este que fez uma linda flor brotar

A colocou um perfume singular

Apesar dos seus espinhos

Consegue a todos encantar?

Leia mais...

Marilene Oliveira de Andrade - Professora, Graduada em Letras Vernáculas, Pedagogia, Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, Mestranda em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, membro da Academia de Letras do Recôncavo, poetisa, contista, cronista, autora de três livros e integras diversas obras literárias.

Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com