Voz


PodCast



Enquete




Blog

Canadá autoriza uso do véu islâmico para mulheres policiais
Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/08 21:13h

Com a esperança de recrutar mais mulheres muçulmanas, a Real Polícia Montada do Canadá passou a permitir que suas gendarmes usem véus islâmicos para cobrir a cabeça como parte do uniforme, disse o governo na terça-feira (23). "O comissário da polícia montada", Bob Paulson, "aprovou recentemente este complemento ao uniforme", disse Scott Bardsley, porta-voz do ministro de Segurança Pública, Ralph Goodale. A medida "é uma tentativa de refletir melhor a diversidade que há em nossas comunidades e animar mais mulheres muçulmanas a considerarem como opção a carreira na Real Polícia Montada do Canadá", disse o porta-voz. O uniforme da polícia montada - uma túnica vermelha, botas e chapéu - é um ícone no Canadá. Inspirado no uniforme militar britânico, o vestuário da polícia montada remonta a 1800, e desde então foi minimamente modificado. A polícia experimentou três tipos de véus islâmicos antes de selecionar o mais apropriado para o trabalho das agentes, de acordo com Goodale e Paulson, cujas declarações foram publicadas em um jornal local. O véu não atrapalha as gendarmes e pode ser retirado de maneira rápida e fácil caso seja necessário, disse o jornal "La Presse", de Montreal. Desde o início do ano, quando a polícia aprovou discretamente o véu, nenhuma policial solicitou sua utilização, e o acessório não se encontra disponível imediatamente. As polícias do Reino Unido, Suécia, Noruega e Estados Unidos adotaram políticas similares, disse Bardsley. (Globo)

Comente agora
Bassuma aposta em fator 'espiritual' para vitória de Isidório até no 1º turno em Salvador
Bahia  Postado por Anacley Souza - 23/08 21:02h

Candidato a vice-prefeito de Salvador na chapa encabeçada pelo deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PDT), o ex-deputado federal Luiz Bassuma (Pros) tem “certeza” que o pedetista se elege comandante da capital baiana. Assim como o devoto colega de chapa, Bassuma apela para forças de outro mundo e acredita que o fator “espiritual” colocará Isidório na chefia do Palácio Thomé de Souza. “Só tenho dúvida se [Isidório se elege] no primeiro e segundo turno. Na última eleição para deputado estadual, Isidório teve 65 mil votos em Salvador. Na pesquisa de ontem, ele aparece com 6%. Em Salvador, isso significa algo entre 60 e 80 mil eleitores. Só que, de 2014 para cá, Isidório aumentou muito o trabalho dele”, avaliou o ex-parlamentar ao se referir ao trabalho do pedetista na Fundação Dr. Jesus, segundo ele, a “maior fundação do planeta Terra para dependentes químicos”. Ainda de acordo com Bassuma, a experiência de Isidório à frente da casa de reabilitação o credita a ser um bom gestor, suprindo sua falta de experiência com a máquina pública. Para o candidato a vice, o deputado estadual também reúne duas características “muito raras” na política brasileira: “inteligência e honestidade”. “Isidório tem muitos defeitos, mas tem algumas qualidades que, para o momento atual do Brasil e da política, são cruciais. O primeiro é a inteligência. Ele é uma das figuras mais inteligentes que eu já conheci. Segunda, honestidade. Isidório também mostrou que é um excelente gestor ao cuidar de uma estrutura como essa [Fundação Dr. Jesus], com o que há de mais complicado na sociedade, que é a fundação, uma espécie de microexperiência. Ele costuma dizer: ‘Eu não sou obrigado a conhecer profundamente Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana, Educação, Saúde. Eu tenho que me cercar de gente boa, honesta e competente. Ao gestor, cabe a vontade política, sem roubar’”, afirmou. (Bahia Notícias)

Comente agora
Microcefalia é ‘ponta do iceberg’ de danos causados pela zika, diz estudo
Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/08 20:44h

Um novo estudo liderado por cientistas brasileiros mostrou que a microcefalia é apenas uma entre várias alterações cerebrais provocadas pela infecção congênita pelo vírus zika. O estudo, publicado na revista científica Radiology, descreveu com precisão as áreas do cérebro mais afetadas e o grau de severidade dos danos. De acordo com os autores, o estudo, que incluiu 45 bebês nascidos no Brasil infectados com zika, é a maior coleção de imagens dos danos causados pelo vírus além da microcefalia. Os crânios dos bebês frequentemente tinham aparência “desmoronada”, “com suturas sobrepostas e dobras redundantes na pele”, segundo o artigo. A pesquisa foi realizada por cientistas do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), com sede no Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisa Professor Amorim Neto (Ipesq), em parceria com a Universidade de Tel Aviv (Israel) e do Hospital Infantil de Boston (Estados Unidos). Usando tomografia computadorizada, imagens de ressonância magnética e ultrassom, o estudo avaliou mulheres grávidas, fetos e recém-nascidos infectados pelo vírus da zika, de acordo com a autora principal do artigo, Fernanda Tovar-Moll, pesquisadora do Idor e da UFRJ. Segundo ela, o estudo foi “essencial para identificar a severidade das alterações neurológicas induzidas pela infecção viral no sistema nervoso central em desenvolvimento”. “Nós estamos desenvolvendo um estudo de seguimento para investigar como a infecção congênita pelo vírus da zika pode interferir não apenas no período pré-natal, mas também na maturação pós-natal do cérebro. A microcefalia é apenas a ponta do iceberg”, disse Fernanda. Outra autora, Deborah Levine destacou a importância de descrever diferentes más-formações causadas pelo vírus da zika nos cérebros dos fetos e dos bebês recém-nascidos.

Comente agora
37% dos soteropolitanos consideram governo de Rui Costa ótimo ou bom
Política  Postado por Anacley Souza - 23/08 20:32h

Divulgada na segunda-feira (22) pela TV Bahia, a primeira pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto em Salvador traz um levantamento sobre a avaliação do governo Rui Costa (PT) entre o eleitorado da capital. Dos 602 entrevistados pelo instituto de quinta-feira passada até domingo, 37% consideram a gestão do petista ótima ou boa. Para 40%, o desempenho de Rui é regular. Já os que acham a administração do governador ruim ou péssima somam 17%. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder à pergunta. Os melhores índices atribuídos a Rui se concentram no eleitorado dos 45 aos 54 anos, onde é avaliado positivamente por 52%. Por escolaridade, o petista obtém percentual mais alto junto aos soteropolitanos com ensino fundamental. No recorte por renda, Rui vai melhor na faixa acima de dois salários mínimos. A pesquisa completa, registrada no TRE sob o número BA-02257/2016, pode ser conferida nas páginas 14 e 15. O presidente interino Michel Temer (PMDB) também foi alvo do levantamento realizado pelo Ibope, mas não se saiu bem entre o eleitorado da capital. No total, apenas 8% consideram o governo do peemedebista ótimo ou bom. Para 28%, a administração Temer é regular. Outros 53% acham a gestão atual ruim ou péssima. No total, 13% não responderam ao questionamento do instituto. Embora as variações por recorte de renda, faixa etária e escolaridade não ultrapassem a margem de erro de quatro pontos percentuais, a impopularidade de Temer é ligeiramente menor entre a população mais jovem e com maior nível de escolaridade.

Comente agora
Greve do Itamaraty tem adesão de mais de 60 postos no exterior, diz sindicato
Brasil  Postado por Anacley Souza - 23/08 20:26h

A greve dos funcionários do Itamaraty teve adesão de mais de 60 postos no exterior, entre eles os de Washington, Pequim, Londres e Tóquio. Foi o que informou nesta terça-feira, 23, o sindicato da categoria, o Sinditamaraty. Na capital federal, um grupo de grevistas participou de uma manifestação em frente ao Palácio do Itamaraty durante a tarde. Eles prometem um ato em frente ao Ministério do Planejamento, nesta quarta-feira, 24. A categoria iniciou a paralisação nesta semana, depois que fracassaram as tentativas de negociar um reajuste. A proposta apresentada pelo Planejamento, um reajuste de 27,9% dividido em quatro parcelas, foi recusada em assembleia. Os grevistas alegam que recebem menos do que colegas de outras categorias de Estado, como fiscais da Receita e policiais federais. Dependendo da faixa funcional, a diferença chega a 31,88%. A greve ocorre num momento em que o governo do presidente em exercício, Michel Temer, tenta barrar no Congresso Nacional reajustes salariais já negociados com outras categorias. A avaliação é que, diante da difícil situação das contas públicas, não há espaço para aumentar despesas. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
Cientistas descobrem como 'bloquear' o câncer de pele
Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/08 20:16h

Um grupo de cientistas israelenses e alemães anunciou a descoberta de um mecanismo pelo qual o melanoma, tipo mais grave de câncer de pele, se espalha para outros órgãos do corpo, e como detê-lo. De acordo com o estudo, há uma molécula, aparentemente que pertence à classe de microRNA, que atua como um supressor do crescimento de tumores, reduzindo as chances das células cancerígenas de se reproduzirem. "É um passo importante no caminho para um remédio completo para uma das doenças mais mortais, o câncer de pele", afirmou Carmit Levy, líder da equipe de pesquisadores da Universidade Tel Aviv, em Israel, e do Centro de Pesquisa do Câncer da Alemanha, em Heidelberg. Em publicação na revista "Nature Cell Biology", ele ainda acrescentou: "Acreditamos que as nossas descobertas ajudem a transformar o melanoma em uma doença sem riscos e facilmente tratável. (ANSA)

Comente agora
Bom Jesus da Lapa: Prefeito é punido por gastos irrazoáveis em situação de emergência
Cidades  Postado por Anacley Souza - 23/08 20:11h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou nesta terça-feira (22) a formulação de uma representação ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro Pereira. De acordo com a Corte, o político realizou gastos “irrazoáveis” com os festejos de São Pedro e aniversário de emancipação da cidade em 2013. No mesmo período, o município havia decretado situação de emergência por causa da seca. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor em R$25 mil, pois considerou que as despesas realizadas com as contratações diretas de atrações artísticas, ao custo de R$622.000,00, violaram os princípios da razoabilidade, moralidade e economicidade. Ainda cabe recurso da decisão.

Comente agora
Feira de Santana: MPF-BA denuncia organização criminosa por prejuízo de R$ 10 milhões à Caixa
Justiça  Postado por Anacley Souza - 23/08 20:07h

O Ministério Público Federal do Estado da Bahia (MPF-BA), através da comarca de Feira de Santana, denunciou à Justiça Federal na última sexta-feira (19) uma organização que supostamente causou prejuízo de R$ 10 milhões à Caixa Econômica Federal. A investigação é de um desdobramento da Operação Ali Babá, que foi iniciada em 2013, em Feira de Santana, e identificou o envolvimento de 11 pessoas, que foram posteriormente presas. Os denunciados criavam empresas fantasmas e utilizavam “laranjas” para contrair empréstimos e abrir contas em diversos bancos. “A organização criminosa não quitava as dívidas. Houve obtenção de vantagem financeira indevida com o prejuízo alheio, o que implica em crime de estelionato”, afirmou o procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior. De acordo com o MPF, David Viana, um dos réus, havia constituído mais de 1.000 empresas de fachada e utilizou sete nomes falsos para cometer os delitos. Ele deverá ser acusado de estelionato e tentativa de obter empréstimo fraudulento, além de comandar organização criminosa. Os outros dez réus irão responder por formação de organização criminosa. Quatro deles irão responder, ainda, por estelionato e falsidade ideológica. (Bahia Notícias)

Comente agora
Beneficiário do Bolsa Família e Minha Casa terá linha de crédito
Economia  Postado por Anacley Souza - 23/08 20:02h

O governo prepara um pacote de crédito voltado para as famílias de baixa renda, beneficiárias dos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Será uma tentativa do presidente interino Michel Temer de conseguir, depois do julgamento definitivo do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o apoio da camada mais pobre da população. O pacote de crédito para o Bolsa Família deverá ser anunciado no final de setembro, assim como o do Minha Casa, Minha Vida. Um fundo de aval será criado com recursos do governo federal para garantir os empréstimos, que serão concedidos pelos bancos. O crédito será voltado para a compra de equipamentos e ferramentas que permitam ampliar a renda das famílias do programa e estimular o empreendedorismo. Prefeitos de municípios que conseguirem ampliar o número de famílias emancipadas do programa ganharão um prêmio que pode variar de 100.000 reais até 3 milhões de reais.Em entrevista, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, disse que um aporte de 100 milhões de reais ao fundo poderá alavancar até 1 bilhão de reais em financiamentos. Os valores finais ainda estão sendo definidos. A linha de crédito está sendo elaborada em conjunto com o BNDES, Banco do Brasil, Caixa e bancos públicos regionais. “O crédito não é para consumo, mas para atividade produtiva”, disse o ministro. Segundo ele, o acesso ao microcrédito está limitado por conta do volume de garantias exigidas pelos bancos. “São as pessoas que mais precisam de crédito para comprar instrumentos de trabalho, para prestar serviços, como de jardinagem e cabeleireiro, para desenvolverem uma atividade que dê renda”, disse Terra. “As exigências de garantias são tão grandes que inviabilizam o microcrédito”, disse. No caso de inadimplência, o fundo terá o ônus de honrar o pagamento. O Bolsa Família tem hoje cerca de 14 milhões de famílias beneficiadas. A expectativa do ministro com o lançamento do pacote de inclusão social é reduzir a informalidade do mercado de trabalho. Segundo ele, os usuários do Bolsa Família terão garantia de que, mesmo obtendo uma renda formal, não precisarão sair do programa.

Comente agora
MPT processa TAM em R$ 50 milhões por descanso de pilotos
Justiça  Postado por Anacley Souza - 23/08 19:56h

O Ministério Público do Trabalho de São Paulo abriu na última sexta-feira uma ação civil pública contra a TAM por causa das condições de descanso dadas aos pilotos e copilotos em voos longos. De acordo o órgão, foi constatado que a empresa não providencia a acomodação necessária para o repouso da tripulação de revezamento nos aviões. Essa tripulação é empregada em voos internacionais e pode ter uma jornada de trabalho de até 20 horas, com no máximo 15 horas de voo. Enquanto a lei exige que os pilotos e copilotos possam ficar deitados durante o descanso, a TAM estaria oferecendo poltronas que não reclinam totalmente. As investigações do processo foram iniciadas após denúncia anônima. Ainda segundo a ação do MPT, o espaço é delimitado apenas por uma cortina, o que faz com que as condições de barulho e luminosidade sejam inadequadas para descansar. O Ministério Público diz que a companhia se negou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta e pede na Justiça que a TAM adeque os espaços e pague uma multa de 50 milhões de reais por danos morais coletivos. A TAM se uniu à chilena LAN em 2010, e as duas companhias operam sob o nome de Latam desde agosto do ano passado. A empresa disse, em nota, que “se manifestará nos autos do processo”.

Comente agora
Partidos doam R$ 16 milhões na largada da campanha municipal
Política  Postado por Anacley Souza - 23/08 19:50h

Na largada da primeira campanha municipal com proibição de doações de empresas, os partidos abriram os cofres para socorrer os candidatos. As primeiras prestações de contas publicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral mostram que as direções nacionais e estaduais das legendas distribuíram 16,6 milhões de reais em recursos públicos, oriundos do Fundo Partidário, a 220 candidatos a prefeito e a vereador. Essa distribuição foi altamente concentrada: apenas 23 candidatos receberam 3 de cada 4 reais do dinheiro que saiu do Fundo Partidário. Com recursos limitados, as siglas estão canalizando as doações para os candidatos que consideram mais importantes, ou que têm mais chances de vencer. O poder nas máquinas partidárias também influencia na distribuição das verbas: detentores de cargos eletivos, como deputados e candidatos à reeleição, praticamente monopolizam os recursos do fundo. No ranking dos doadores, o PRB aparece em primeiro lugar, com 3,758 milhões de reais. A maior parte desse dinheiro foi direcionada para seus candidatos no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente Marcello Crivella (1,145 milhão de reais) e Celso Russomanno (750.000 reais) – candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto na capital paulista. A seguir estão o PR, que repassou 2,69 milhões de reais, o DEM (2,105 milhões de reais) e o PSDB (2,043 milhões de reais). O PT, líder em arrecadação nas eleições mais recentes, encaminhou apenas 590.000 reais do Fundo Partidário a seus candidatos até o momento, o que o deixou na nona colocação no ranking. Além de repassar recursos do Fundo Partidário, algumas legendas estão atuando como intermediárias de doações de pessoas físicas. Cerca de 2 milhões de reais foram distribuídos dessa maneira até o momento. Metade dessa quantia foi intermediada pelo PMDB para um único candidato: Pedro Paulo Carvalho Teixeira, que concorre a prefeito do Rio.

Comente agora
Pílula do dia seguinte antiaids será oferecida em Postos de Saúde de S. Paulo
Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/08 19:44h

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo passará a oferecer a profilaxia pós-exposição (PEP), conhecida como "pílula do dia seguinte contra a aids", em 18 unidades de saúde da cidade com funcionamento 24 horas. Hoje, ela é ofertada apenas em serviços especializados contra DSTs, que ficam abertos das 7 horas às 19 horas. A PEP estará disponível em hospitais e prontos-socorros municipais de todas as regiões da cidade. De acordo com a secretaria, a oferta dos antirretrovirais em unidades com funcionamento 24 horas aumenta a chance de sucesso do tratamento. Isso porque a recomendação médica é que o uso dos medicamentos seja iniciado em até 72 horas após relação sexual desprotegida ou outra situação de risco. Como as unidades especializadas que oferecem o serviço ficam abertas somente em horário comercial, era difícil garantir o acesso à PEP no período da noite e nos fins de semana. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo passará a oferecer a profilaxia pós-exposição (PEP), conhecida como "pílula do dia seguinte contra a aids", em 18 unidades de saúde da cidade com funcionamento 24 horas. Hoje, ela é ofertada apenas em serviços especializados contra DSTs, que ficam abertos das 7 horas às 19 horas. A PEP estará disponível em hospitais e prontos-socorros municipais de todas as regiões da cidade. De acordo com a secretaria, a oferta dos antirretrovirais em unidades com funcionamento 24 horas aumenta a chance de sucesso do tratamento.

Comente agora
Pérola gigante de 34 kg achada nas Filipinas pode ser a maior do mundo
Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 23/08 19:32h

A prefeitura de Puerto Princesa, nas Filipinas, espera a confirmação de cientistas de que uma pérola natural gigante de 34 quilos encontrada na região seja a maior do mundo. A pérola foi achada há cerca de 10 anos por um pescador da ilha Palawan, onde fica Peurto Princesa, de acordo com a representante do Escritório de Turismo da cidade, Aileen Cynthia Maggay-Amurao, citada pelo jornal locai "Palawan News". Segundo Amurao, o homem não estava ciente do valor da pérola e entregou a ela depois de muito tempo porque estava mudando de casa com frequência. “A cidade de Puerto Princesa provavelmente vai ganhar outro título de prestígio e um recorde por ter a maior pérola natural gigante de um molusco gigante (34 quilos) depois de ser certificada por sua autenticidade”, publicou Amurao em seu perfil no Facebook. “Apenas para a informação de todos, todas as pérolas gigantes registradas no mundo são das águas de Palawan”.

Comente agora
Direção do PT ignora pedido de plebiscito de Dilma
Política  Postado por Anacley Souza - 23/08 19:20h

O PT não tem apoiado a possibilidade de fazer um plebiscito sobre novas eleições, proposta da presidente afastada Dilma Rousseff caso o impeachment seja barrado no Senado. Nesta terça-feira (22), a direção executiva do partido excluiu da proposta de uma resolução, diz o jornal O Globo. Os líderes da legenda decidiram, também, adiar um encontro partidário marcado inicialmente para dezembro, sob justificativa de aumentar o tempo destinado a debates nos estados antes de uma reunião nacional. "A questão (do plebiscito) está posta por ela. Ela se dispõe, voltando à Presidência, a propor a convocação de um plebiscito. Cabe ao Senado, por maioria simples, convocar um plebiscito", explicou o presidente do partido, Rui Falcão, ao ser perguntado sobre a falta de referência do plebiscito na resolução. A legenda mantém, no entanto, a palavra "golpe" para descrever o processo de impeachment de Dilma. No início deste mês, Falcão já havia declarado que considerava o plebiscito "inviável" porque, caso todos os trâmites legais fossem seguidos, o processo seria concluído em 2018 - a tempo das eleições.

Comente agora
Transexual ganha direito de ver marido preso no dia de visita feminina
Justiça  Postado por Anacley Souza - 23/08 19:11h

Uma transexual de Ribeirão Preto (SP) conseguiu na Justiça o direito de visitar o marido no Centro de Detenção Provisória junto com outras mulheres. A Defensoria alegou que a reclamante enfrentava situação discriminatória e constrangedora, por ser obrigada a fazer visita no dia destinado aos homens. Por não ter realizado cirurgia de troca de sexo, a unidade vinha proibindo a transexual de entrar no local junto com as mulheres. Ela tem 33 anos e o preso tem 25. Os dois estão casados há cerca de um ano - o que pesou na decisão do juiz corregedor dos presídios, Luiz Augusto Freire Teotônio. Ele viu discriminação contra o casal, que agora pode se ver aos domingos, dia de visita feminina. Além disso, a transexual não precisa passar por revista íntima - apenas o marido deve ser revistado após os encontros na prisão. A ação foi movida pela Defensoria Pública do Estado. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
Gilmar Mendes critica vazamento de delação e afirma que MP ‘se acha o ó do borogodó'
Justiça  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/08 19:06h

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou na tarde desta terça-feira (23), antes de uma sessão de julgamentos da Segunda Turma da Corte, o vazamento de informações sobre a delação de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, que teve o ministro Dias Toffoli citado (veja aqui). “Eu acho que a investigação tem que ser em relação logo aos investigadores porque esses vazamentos têm sido muito comuns. É uma prática bastante constante e eu acho que é um caso típico de abuso de autoridade e isso precisa ser examinado com toda cautela. A população sempre coloca todo mundo na mesma vala. É compreensível que a população não está preparada para fazer esse tipo de distinção”, afirmou. Gilmar ressaltou, ainda, que os procuradores da República precisam calçar "sandálias da humildade" e não podem se achar o "ó do borogodó" por receberem atenção da imprensa. Sobre o envolvimento de Toffoli, Gilmar defendeu o colega. “Ninguém sabia que ele [Toffoli] estava envolvido nesse tipo de trama. O que me parece é que parece uma coisa um tanto quanto maquinada. Com os objetivos mais ou menos claros”, finalizou. Gilmar criticou, também, uma das dez medidas contra corrupção, do pacote que foi apresentado à Câmara em março deste ano, encabeçado pelo Ministério Público Federal (MPF) (entenda aqui). Gilmar Mendes criticou a medida que afirma que a apresentação de prova ilícita, se feita de boa-fé, deve ser validada. "Quem tem coragem de apresentar uma proposta para uma sociedade já sofisticada como a do Brasil sofre de cretinismo. É um cretino absoluto", afirmou o ministro.

Comente agora
Polícia baiana afirma ter capturado quase 500 homicidas em 2016
Polícia  Postado por Anacley Souza - 23/08 19:02h

De 1 de janeiro à 21 de agosto de 2016 a polícia baiana prendeu 489 homicidas no Estado, alguns com até 30 mortes confessadas. Os dados são do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa e representam um aumento de 23% da produtividade quando comparados com o mesmo período do ano passado, quando 374 assassinos foram tirados de circulação. “As forças de segurança estaduais estão trabalhando como nunca e os reflexos dessas atuações são o aumento da produtividade e as reduções dos crimes letais em Salvador (18,9%) e na Região Metropolitana (3,5%) no segundo semestre deste ano”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Disse ainda que nas reuniões semanais de avaliação foi percebido um pequeno aumento no número de mortes, no primeiro semestre, se comparado com 2015, e que alguns ajustes foram feitos para aperfeiçoar o policiamento. “O Governo do Estado tem investido nos efetivos. Contratou 1.700 PMs que entraram para corporação em 2016 e reforçaram as ações em Salvador e Região Metropolitana, além dos 557 policiais civis, em processo de nomeação, que ampliarão as investigações de homicidas na Bahia”, afirmou Barbosa, acrescentando que a população pode ajudar a polícia, com total sigilo, através do Disque-Denúncia da SSP (3235-0000).

Comente agora
Dólar à vista sobe 0,91% e fecha em R$ 3,23
Economia  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:57h

O mercado de câmbio brasileiro recompôs posições compradas nesta terça-feira, 23, que levaram o dólar de volta ao patamar dos R$ 3,23, fechando a R$ 3,2304, em alta de 0,91%. As atenções dos investidores se concentram cada vez mais nos dois principais eventos esperados para esta semana: a entrada na fase final do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, na quinta-feira, 25, e o discurso da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, na Sexta (26). Os dois eventos estimularam uma postura mais defensiva por parte dos investidores. A moeda americana chegou a operar em queda pela manhã, acompanhando a tendência ditada pelo exterior, mas inverteu definitivamente o viés por volta das 11h, com o mercado refletindo incertezas com o cenário doméstico. A audiência do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado foi suspensa, frustrando quem esperava sinalizações sobre a política cambial do BC. Também geraram algum desconforto declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmando que se o projeto da PEC do teto dos gastos não for aprovado pelo Legislativo neste ano, ficará para 2017, "o mais breve possível". O reforço para a tendência de alta veio com o fortalecimento do dólar frente as moedas de outros países emergentes e exportadores de petróleo. Em meio a indicadores econômicos mistos nos Estados Unidos, chamou a atenção dos investidores as vendas de moradias novas, que subiram 12,4% em julho, contrariando a estimativa de queda de 2%.

Comente agora
Vírus são mais perigosos de manhã do que à noite, diz estudo
Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:54h

A pesquisa, publicada pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, mostrou que os vírus têm dez vezes mais sucesso em adoecer a sua "vítima" se a infecção tiver início pela manhã, aparentemente porque nosso relógio biológico está mais suscetível. E a mesma pesquisa percebeu, em seus estudos com animais, que um relógio biológico desajustado - algo provocado por jornadas de trabalho em turnos diferentes ou jet lag - sempre está mais vulnerável a infecções. Para os pesquisadores, as descobertas podem ajudar a reforçar o combate a pandemias. Vírus - ao contrário de bactérias e parasitas - são completamente dependentes de sua capacidade de "sequestrar" o maquinário dentro das células para se replicar. Mas essas células mudam muito como parte desse padrão de 24 horas conhecido como relógio biológico, que influencia, por exemplo, o funcionamento do nosso sistema imunológico e a liberação de hormônios. No estudo, camundongos foram infectados com o influenza, que causa a gripe, ou com o vírus da herpes. E os animais infectados durante a manhã apresentaram níveis virais dez vezes maior do que aqueles infectados durante a noite. Os vírus que chegavam mais tarde falharam em um processo que, metaforicamente, pode ser explicado como se eles estivessem tentando fazer operários reféns dentro de uma fábrica, mas depois que o turno dos operários tivesse terminado. "Há uma grande diferença", disse o professor Akhilesh Reddy, um dos pesquisadores, à BBC. "O vírus precisa de todo o aparato disponível na hora certa (para ser eficaz), mas uma pequena infecção pela manhã pode se desenvolver mais rapidamente e se espalhar pelo corpo." Reddy acredita que as descobertas podem ajudar a controlar surtos de doenças. "Em uma pandemia, ficar em casa durante o dia pode ser importante (para) salvar vidas. Se os testes comprovarem a hipótese, isso pode ter um grande impacto." Outros testes mostraram que alterar o relógio biológico de um animal os deixa "presos" em um estado que facilita o sucesso de vírus.

Comente agora
Filho de Bin Laden que pode ser o novo líder da Al-Qaeda
Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:49h

Uma nova mensagem de áudio, divulgada recentemente em uma das redes da Al-Qaeda, voltou a lançar luz sobre uma figura emergente dentro do grupo radical: a voz da mensagem é de alguém que afirma ser Hamza Bin Laden, um dos filhos de Osama Bin Laden.Não é a primeira vez que o filho de Bin Laden faz uma gravação para a Al-Qaeda. Mas foi a primeira vez que o grupo radical apresentou oficialmente Hamza como seu membro. Desde que Osama Bin Laden, líder da organização, foi morto pelas forças especiais americanas em Abbottabad, no Paquistão, em 2011, a Al-Qaeda parecia estar perdendo sua força e influência, a ponto de parecer, ao menos sob os olhos do Ocidente, relegado à sombra do grupo autodenominado Estado Islâmico. Apesar disso, analistas afirmam que o grupo extremista não está menos perigoso. Segundo Fawaz Gerges, autor dos livros The Rise and Fall of Al-Qaeda ("Ascensão e Queda da Al-Qaeda", em tradução livre) e ISIS: A History ("EI: Uma História") e especialista em política no Oriente Médio, Hamza Bin Laden tem todas as credenciais para se transformar no novo líder da organização. Nos últimos anos, a Al-Qaeda tem sido liderada pelo egípcio Ayman al Zawahiri, com uma abordagem mais pragmática. Sua nova estratégia se concentrou em conseguir mais apoio local, com o objetivo de ser um grupo "muito mais duradouro" do que o Estado Islâmico (EI), explicou à BBC Charles Lister, membro do Middle East Institute, centro de estudos localizado nos Estados Unidos.

Comente agora
Após suspeita de Zika, exames detectam H1N1 em atleta olímpica da Índia
Saúde  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:43h

Após a suspeita de ter contraído Zika no Brasil, a atleta olímpica indiana Sudha Singh foi diagnosticada com o vírus H1N1, informou a agência de notícias do país Ani nesta terça-feira (23). As informações são da agência Ansa. Sudha Singh, que competiu nas eliminatórias dos três mil metros dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi internada no sábado (20) em um hospital de Nova Deli, na Índia, logo após ter deixado a Cidade Olímpica. O hospital informou ainda que, por causa da seriedade da doença, a jovem "permanecerá em isolamento por ao menos sete dias".

Comente agora
Medeiros Neto: MP-BA move ação contra ex-prefeito e ex-secretários por desvio de verbas
Cidades  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:39h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Medeiros Neto, Adalberto Alves Pinto, e os ex-secretários de Finanças e de Administração, Wilter Gomes da Silva e Eliezer Vieira Lima. De acordo com o promotor de Justiça José Dutra de Lima Júnior, Eliezer desviou e se apropriou indevidamente de cheques emitidos pela prefeitura. Esses valores seriam supostamente destinados ao pagamento de servidores públicos mais antigos. O MP-BA também aponta que o ex-secretário de finanças se aproveitou de informações cadastrais desses servidores para continuar recebendo valores como se eles continuassem trabalhando para o município. O promotor de Justiça ainda registrou que, entre outubro de 2011 e agosto de 2012, o ex-secretário de Administração apresentava-se ao setor financeiro como responsável por receber os cheques para falsificar as assinaturas dos supostos beneficiários. Os valores eram depositados na conta de terceiros para posterior devolução das quantias, motivo pelo qual deve responder civil e criminalmente.

Comente agora
Mãe de dois filhos, Kim Kardashian posta foto com blusa branca transparente na praia com amigas
Entretenimento  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:33h

Kim Kardashian está curtindo alguns dias na praia com suas amigas e fez um registro no Instagram neste domingo (21). Na imagem, todas aparecem de branco e fazem uma selfie. A blusa de Kim está molhada e, por isso, ficou transparente, mostrando seus seios. "Selfies na praia, claro", escreveu ela na legenda.

Comente agora
Cesta básica registra aumento de preço em quatro municípios da Bahia
Economia  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:27h

Pesquisa realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia mostra que os preços dos produtos que compõem a cesta básica dos brasileiros subiram, em julho, em quatro municípios baianos. Na capital baiana, a cesta (em julho de 2016,) passou a custar R$ 326,98. Dos 12 produtos que compõem a cesta mínima, 11 registraram variações. O destaque vai para o preço do feijão, que aumentou 9,71% e o tomate que subiu 6,01%. Em Vitória da Conquista, o custo da cesta passou para R$ 331,65. O destaque de maior preço vai para o leite, que registrou alta de 22,55%, em seguida o tomate com 12,31%. Em Ilhéus a cesta ficou a R$ 375,90 no mês de julho. Mais uma vez o tomate foi o que obteve maior alta, 19,09%. Itabuna teve maior elevação dos preços dos alimentos básicos, entre as cidades baianas, quando a cesta passou a custar R$355,05 em julho. E o tomate continua sendo o vilão com elevação 25,15%.

Comente agora
Polícia interdita clínica clandestina e resgata pacientes torturados
Polícia  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:21h

18 pessoas que eram mantidas em cárcere privado em uma clínica clandestina para recuperação de dependentes químicos, em Goiânia, foram resgatadas nesta terça-feira (23). De acordo com a Polícia Civil, além de sofrer torturas elas eram obrigadas a tomar medicamentos de uso controlado. Alguns internos tiveram braço e costela quebrados e sofriam afogamento. O dono do estabelecimento e um funcionário foram presos. Eles vão responder por sequestro, cárcere privado e ministrar medicamentos de uso controlado sem permissão. Segundo o G1, o dono da clínica, Bruno Volpato, anunciava o serviço de internação para dependentes químicos em redes sociais e cobrava entre R$ 500 e R$ 1 mil. A polícia só descobriu o crime após um ex-paciente denunciar o caso. A Vigilância Sanitária esteve no local e apreendeu os medicamentos de uso controlado, como calmantes e antidepressivos. O local não tinha nenhum alvará de funcionamento e foi interditado por tempo indeterminado. Os internos serão entregues às suas famílias.

Comente agora
Recadastramento de policiais reformados e da reserva termina dia 31
Bahia  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:17h

Dois mil e noventa e seis policiais militares da reforma e da reserva e que ainda não realizaram o recadastramento, têm até o dia 31 de agosto para regularizar seus dados junto à Previdência Estadual. Esta é a quarta etapa do recadastramento anual do órgão e o procedimento pode ser feito em qualquer uma das 56 unidades do Ceprev localizadas nos postos SAC e em Pontos Cidadão ou ainda no SAC Servidor. Para realizar o recadastramento, é necessário levar carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial) com foto atual e em bom estado de conservação, CPF e comprovante de residência. Todos os documentos devem ser levados com cópia. Quem residir fora da área de cobertura previdenciária poderá se recadastrar por correspondência, enviando atestado de vida e os documentos autenticados para: SUPREV - Av. Tancredo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Caminho das Árvores, Salvador – Bahia, CEP: 41.820-904. É imprescindível sinalizar na parte externa do envelope a palavra 'Recadastramento'. O atestado de vida está disponível no Portal do Servidor. Em caso de impossibilidade de locomoção ou doença grave, o recadastramento pode ser feito mediante procuração por instrumento público (originais e cópias), emitida no máximo até seis meses ou através de formulário próprio disponibilizado gratuitamente pela Previdência Estadual, além de atestado médico original emitido até 30 dias. No caso de ausência do domicílio, é necessário apresentar um atestado de vida, declaração que pode ser concedida por uma autoridade pública, como médico, delegado, dentre outras autoridades, confirmando que aquele servidor está vivo e reside no município informado. Já os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev ou Pontos Cidadão, envio pelos Correios à Suprev (endereço acima) ou por fax: (71) 3116-5464. Informações adicionais, como a lista de documentos exigidos e o endereço de todas as unidades Ceprev estão disponíveis no Portal do Servidor ou, ainda, pelo call center 0800 071 5353 (ligações dentro do Estado) ou 71 4020-5353 (para ligações realizadas de fora da Bahia ou de telefone celular).

Comente agora
Papa Francisco condena exploração sexual e tráfico de pessoas
Mundo  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:11h

Através de uma mensagem no Twitter, o papa Francisco lembrou o Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição e condenou a prática da exploração de pessoas. "O tráfico de seres humanos, de órgãos, o trabalho forçado e a prostituição são escravidões modernas e crimes contra a humanidade", escreveu nesta terça-feira (23) o líder católico. As informações são da Agência Ansa. Desde que assumiu o Pontificado, Jorge Mario Bergoglio condena fortemente o tráfico de pessoas e o trabalho forçado e cita a questão, especialmente, sempre quando uma nova tragédia com imigrantes ocorre na Europa. Em diversas homilias e mensagens, ele lembra dessas "novas formas de escravidão" e pede a renovação da sociedade para um sistema mais justo. Já na questão da prostituição, o papa também envia mensagens e tem atitudes cheias de simbolismo. No dia 12 de agosto, ele visitou a Comunidade Papa João XXII onde se encontrou com 20 ex-prostitutas. Na visita surpresa, ele pediu perdão às mulheres "por todos aqueles homens" e "por todos os católicos e fiéis que desfrutaram, abusaram e violentaram vocês". Instituído em 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição lembra uma revolução ocorrida em Santo Domingo (atualmente, República Dominicana) em 1791. No dia 23 de agosto daquele ano, uma rebelião desencadeou a "Revolução Haitiana" e teve papel fundamental para por fim no comércio de escravos na América Central.

Comente agora
Incra/BA convoca 436 agricultores para regularizar a situação ocupacional
Bahia  Postado por Anacley Souza - 23/08 18:06h

A Superintendência Regional do Incra, na Bahia, convoca 436 agricultores e agricultoras da reforma agrária para justificarem ausências nos lotes. O objetivo é regularizar a situação ocupacional de 70 assentamentos rurais, situados em 42 municípios baianos. Os citados no edital publicado, na segunda-feira (22), estão no endereço eletrônico www.incra.gov.br/ba, no banner “Beneficiários notificados por abandono de lote na Bahia”. Lá, encontra-se a lista, por assentamentos, dos beneficiários que precisam apresentar defesa junto ao Incra/BA. As alegações serão analisadas caso a caso. Os que não se manifestarem serão excluídos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), desse modo, perdem o direito ao lote. Os convocados devem dirigir-se a Divisão de Desenvolvimento, do Instituto, na Avenida Ulisses Guimarães, 640, Sussuarana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador (BA). Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3505-5362. A ação tem como base a Instrução Normativa no. 71. Esta norma determina que as ausências do lote da reforma agrária, por mais de 90 dias, devem ser comunicadas ao Incra. Além do endereço eletrônico www.incra.gov.br/ba, cartazes com os nomes dos convocados estão sendo distribuídos para prefeituras e sindicatos de trabalhadores rurais dos municípios onde estão situados os assentamentos com questões ocupacionais pendentes. Por todo o estado Os convocados são de 18 territórios de identidade espalhados pelo estado da Bahia. O Sudoeste é a região com maior número de beneficiários convocados, em 21 áreas de reforma agrária com problemas ocupacionais e apresenta 253 agricultores citados. Só o município de Vitória da Conquista possui 14 assentamentos com beneficiários convocados. O restante está nos municípios de Barra do Choça, Encruzilhada, Cordeiros e Mirante.

Comente agora
Carro da Rio 2016 cai em ribanceira no Rio de Janeiro
Polícia  Postado por Anacley Souza - 23/08 17:59h

A retirada de um carro utilitário da Rio 2016 fechou pistas da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, na tarde desta terça-feira (23). O acidente foi no fim da tarde, quando o veículo, um modelo Nissan Frontier, caiu em uma ribanceira. De acordo com a assessoria de imprensa da Rio 2016, o carro estava cedido para a OBS (Olympics Broadcasting Services), responsável pela transmissão dos Jogos. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Federal do Andaraí. O estado de saúde deles não foi divulgado. Um caminhão guindaste foi usado para erguer o carro. A pista, que chegou a ser toda fechada no sentido Jacarepaguá, foi totalmente liberada por volta das 16h30. (G1)

Comente agora
S. Francisco do Conde: Prefeitura é alvo de arrombamentos; polícia civil investiga caso
Polícia  Postado por Débora Ayane - 23/08 17:57h

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde foi alvo de arrombamentos e tentativas de invasão. De acordo com nota publicada nesta terça-feira (23) no site da instituição, setores específicos foram atacados na última semana, resultando no desaparecimento de “objetos que fazem parte do patrimônio público”. A Polícia Civil informou que está averiguando a autoria dos ataques, mas não divulgou maiores informações sobre as investigações. A reportagem do Bahia Notícias tentou contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de São Francisco do Conde para verificar quais setores e objetos foram saqueados, mas não obteve sucesso. Contudo, de acordo com um funcionário da instituição que não quis se identificar, as secretarias de Habitação e Infraestrutura estão entre os invadidos.(BN)

Comente agora
LEM: Incêndio deixa animais mortos e barracas de assentamento destruídas
Polícia  Postado por Débora Ayane - 23/08 17:49h

Um incêndio destruiu barracas de um assentamento e matou animais na zona rural de Luís Eduardo Magalhães, município localizado no oeste da Bahia. De acordo com a polícia, o fogo começou na tarde de domingo (21), mas o caso só foi registrado na delegacia da cidade na segunda-feira (22).As chamas já foram debeladas. Conforme brigadistas que trabalharam no combate ao incêndio, o fogo atingiu cerca de 30 hectares e parte do assentamento Rio de Ondas. Moradores da localidade ajudaram no combate ao fogo. Não houve pessoas feridas. Não há informações de quantas pessoas moravam no local.

Comente agora
Feira de Santana: Major divulga resultado da Operação Feira Em Paz realizada nesta terça
Polícia  Postado por Débora Ayane - 23/08 17:38h

Uma arma e 12 pedras de crack foram apreendidas, na manhã desta terça-feira (23), durante uma ação realizada por policiais da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) , sob o comando do major Melo Neto, na Rua Calamar, bairro Conceição, em Feira de Santana.A ação faz parte da operação Feira em Paz, do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), que está sendo realizada em diversas regiões da cidade.“Aquilo que foi planejado pelo coronel Adelmário, é a tranquilidade pública para a comunidade de Feira de Santana. A polícia se uniu para combater a criminalidade e nesse apoio o comandante geral mandou todo o efetivo que ele tem. Os bairros que têm mancha criminal foram os ocupados pela polícia. Os locais onde mais ocorrem os homicídios são Queimadinha, Rocinha, Expansão do Feira IX, Jardim Cruzeiro, Baraúnas, Portelinha, Aviário, Bem-Ti-Vi, entre outros”, afirmou.De acordo com o major, o bairro Conceição era uma preocupação, especialmente no ano passado, porém este ano, com várias operações realizadas na área e nas adjacências, a situação melhorou. Ele ainda destacou a importância do Graer na participação das operações. “O Graer nos dá um apoio tático, inibe bastante, facilita nossas ações, pois os policiais monitoram o bandido e é muito fácil trabalhar”, disse.(Acorda Cidade)

Comente agora
Uva preta brasileira sem caroço conquista mercados na Europa
Economia  Postado por Débora Ayane - 23/08 17:34h

Uma uva preta, com sabor especial, bom equilíbrio entre açúcar e acidez e sem sementes está fazendo sucesso na Europa e conquistou o exigente mercado britânico. A BRS Vitória é a primeira cultivar brasileira de uva sem sementes tolerante ao míldio, principal doença fúngica que ataca as videiras no País. A resistência permite a redução das aplicações de agroquímicos no parreiral.O sabor diferenciado da nova uva trouxe uma importante vantagem competitiva à balança comercial brasileira: exportações de uvas entre abril e dezembro, fazendo o País abocanhar boa fatia do mercado britânico, que nessa época costumava ser abastecido pelas uvas da Itália, Espanha e Grécia, pelo preço mais acessível. Atualmente, somente o grupo Labrunier envia semanalmente cinco toneladas da BRS Vitória para a Inglaterra.A cultivar foi desenvolvida especialmente para as condições climáticas do Brasil no âmbito do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa Uva e Vinho (RS). Recomendada para regiões de clima tropical úmido (Sudeste brasileiro), e tropical semiárido, a cultivar vem se destacando especialmente do Vale do Submédio São Francisco (VSF), nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), região que vem se sobressaindo no mercado de produção e exportação de uvas no Brasil. Lançada em 2012, a cultivar é adotada por 90% dos associados da Cooperativa de Produtores Exportadores do Vale do São Francisco (Coopexvale).

Comente agora
SSA: Bandido é baleado por pedestre após assaltar mercado em Luís Eduardo Magalhães
Polícia  Postado por Débora Ayane - 23/08 17:24h

Por volta de 12h30 desta terça-feira (23), dois homens assaltaram um mercado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Na fuga, uma pessoa que passava pelo local atirou contra um dos bandidos. O comparsa, que não teve o nome identificado, conseguiu fugir. Mesmo ferido, Adelmo Martins, 18 anos, tentou fugir, mas foi alcançado por uma guarnição da 85ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar). Ele foi atendido por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e transferido posteriormente para o Hospital do Oeste. Os dois homens chegaram no local a bordo de uma motocicleta modelo Yamaha YBR 125K vermelha. Ambos estavam armados com revólver e assaltaram o mercado Rende Mais, localizado no bairro Jardim das Acácias. Eles levaram o dinheiro do caixa, um relógio e dois celulares, além de duas chaves de veículos do proprietário do estabelecimento. A polícia informou que conseguiu recuperar os produtos roubados. Porém, não foi possível localizar o segundo meliante nem as armas utilizadas no crime.(R7)

Comente agora
5 prazeres diários que podem acabar com a sua saúde
Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 23/08 17:12h

Ter uma rotina implica seguir o mesmo horário, realizar as mesmas tarefas e ter os mesmos hábitos. Mas nem tudo na rotina tem que ser programado e prova disso são alguns dos prazeres diários que se repetem e que são já incluídos quase inconscientemente no dia-a-dia. É o caso do consumo de vinho durante as refeições. Para algumas pessoas, esta bebida destina-se aos momentos de festa, mas para outras ele deve ser consumido diariamente no almoço e no jantar. Contudo, este prazer está longe de ser saudável. Conta a BBC Future que três copos de vinho por dia tiram quatro meses de vida aos homens e cerca de meses de vida às mulheres. O risco é claro mas pode variar dependendo do sexo, da idade e do estado de saúde cada um, sendo, porém, quase sempre mais grave para o sexo feminino, uma vez que está provado que o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de mama.

Comente agora
Temer indica ministro da Cultura para presidir Autoridade Pública Olímpica
Política  Postado por Débora Ayane - 23/08 17:07h

O presidente interino, Michel Temer, assinou e encaminhou mensagem ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual indica o ministro da Cultura, Marcelo Calero, para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO) – cargo ocupado interinamente por Marcelo Pedroso.De acordo com o Planalto, Calero, que acumulará o novo posto com o cargo de ministro, ficará encarregado de garantir os recursos para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, além de fechar as contas da Olimpíada, fazer os próximos balanços e acompanhar e promover os legados que ficarão para o Rio de Janeiro e para o país.Em meio a uma reunião que manteve hoje (23) com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, Calero disse à Agência Brasil que ainda está “estudando” o que falará durante sua sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, sobre como será sua atuação à frente da APO. Não há ainda previsão sobre quando a sabatina será feita.Após o envio da mensagem presidencial ao Congresso Nacional sobre sua nomeação e de sua sabatina no Senado, Calero precisará ter seu nome aprovado por maioria simples do plenário do Senado. Depois disso, bastará a homologação de seu nome pela Presidência da República.

Comente agora
SSA: Mototaxista é morto a tiros em ponto de ônibus na Avenida Bonocô
Polícia  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:59h

Um mototaxista foi morto a tiros na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, no início da tarde desta terça-feira (22). O crime aconteceu em um ponto de ônibus próximo à entrada da localidade conhecida como Baixa do Tubo, na primeira passarela da via, no sentido Centro da Cidade. Segundo informações da TV Itapoan, Carlos dos Santos Cardoso, de 25 anos, foi baleado por um homem que estava em uma moto. A vítima trabalhava como mototaxista e estava aguardando um passageiro quando o crime aconteceu. A polícia ainda não possui informações sobre quem seria o autor dos disparos e nem a motivação do crime.(Metro1)

Comente agora
Crise no Juazeiro piora e atividades são suspensas por problemas financeiros
Esportes  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:55h

A crise do Juazeiro ganhou mais um capítulo na manhã desta terça-feira (23). Com um 2016 conturbado, o time presidido por Rafael Campelo ameaça deixar a disputa da Série B do Campeonato Baiano. Numa nota emitida à imprensa nesta terça, a assessoria do clube externou os problemas financeiros pelos quais a instituição está passando, e anunciou a suspensão de todas as atividades até segunda ordem. À Agência CH, o presidente Campelo confirmou a dificuldade para manter o elenco profissional atuando. Segundo o dirigente, a folha salarial gira em torno de R$ 35 mil, valor que o clube não consegue cobrir. Para conseguir pagar os atletas, o mandatário afirmou ter tirado dinheiro do próprio bolso. Entretanto, pelo segundo mês consecutivo, as viagens terão que ser pagas com cheques pré-datados. De acordo com a reportagem, o presidente tenta com empresários e empresas locais novos patrocínios. Caso isso não ocorra até a quinta-feira (25), uma carta de desistência da competição será entregue à Federação Bahiana de Futebol (FBF). No sábado (27), pelo torneio de acesso, a Carranca tem um confronto marcado contra o Teixeira de Freitas, às 16h, fora de casa. O time ocupa a última colocação do campeonato, com cinco pontos conquistados. Desde o inicio do certame o Juazeiro passa por dificuldades. Pelas mesmas questões financeiras, Rafael Campelo havia anunciado a renúncia do cargo máximo do clube. Entretanto, após negociações, sua permanência foi ajustada. Dentro de campo, outra polêmica. O dirigente se envolveu numa discussão com o então técnico Rodrigo Chagas, na derrota por 6 a 1, dentro de casa, para o mesmo Teixeira. De acordo com o ex-técnico, Campelo teria exigido a escalação de um atleta, o que motivou o pedido de demissão do comandante em meio a partida.

Comente agora
Deputado que não foi à Câmara neste ano recebe R$ 200 mil
Política  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:44h

Mesmo tendo faltado a todos os dias de sessão na Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano, o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) recebeu R$ 200 mil entre salário e verbas auxiliares. O parlamentar, investigado na Operação Lava Jato, se licenciou do mandato em 18 de abril para fazer uma cirurgia na coluna. No entanto, antes de se afastar, ele faltou aos 36 dias em que houve votação em plenário. As faltas foram abonadas por atestados médicos. As informações foram reveladas nesta terça-feira (23) pelo site Congressso em Foco. No Supremo Tribunal Federal, Aníbal responde a três inquéritos da Lava Jato por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha. Segundo denúncia do prcurador-geral da República, Rodrigo Janot, ele teria recebido R$ 3 milhões por meio de um assessor. O dinheiro teria sido desviado de um contrato de uma empresa com a Petrobras. O deputado licenciado respondeu, por meio de assessoria de imprensa, que ainda não é réu na operação da Polícia Federal e que a investigação do caso "demonstrará de forma cabal que jamais praticou qualquer ato ilegal". Os asessores afirmam, ainda, que o parlamentar foi afastado devido a um procedimento cirúrgico "complicado" e que deve voltar às atividades em setembro. Na última gestão, Aníbal foi o 11º deputado mais faltoso da Câmara. Ele não compareceu a 40% das sessões destinadas a votação. No total, foram 155 ausências em 393 dias de presença obrigatória.

Comente agora
Com a corda no pescoço, Mancini avisa: 'ganhar do América-MG é obrigação'
Esportes  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/08 16:33h

Com mais um passo em falso no Campeonato Brasileiro, o Vitória caiu no buraco. Entrou na temida zona de rebaixamento e agora amarga a 17ª posição. Com a corda do pescoço, o tempo que o elenco tem para lamentar é mínimo. Também abalado com os três últimos resultados - um empate e duas derrotas - o técnico Vagner Mancini quebra a cabeça para tentar reencaixar o time. O próximo jogo é uma boa oportunidade para isso. Será domingo (28), contra o lanterna América-MG, às 18h30, e em casa. Tudo bem que a casa não é bem a que o Leão está acostumado, o Barradão, mas é em um campo que o Leão está acostumado a jogar bem: a Fonte Nova. "O Vitória tem que usar o jogo do Coritiba para readquirir o caminho para voltar a vencer. E aí domingo tem o América-MG em casa, um jogo importante, onde a gente tem obrigação de ganhar. São dois jogos dentro de casa e a gente precisa do apoio de todo mundo”, avisou o treinador. Antes de enfrentar o América-MG, o rubro-negro fará sua estreia pela Copa Sul-Americana, quinta-feira (25), diante do Coritiba. A partida também será na Fonte Nova, às 21h45. O jogo de volta será quarta-feira (31), no Couto Pereira. Caso se classifique na Sul-Americana, o Vitória terá pela frente um time argentino: Estudiantes ou Belgrano, que se enfrentam pela chave 7. (Correio)

Comente agora
Espírito Santo: Mulher é sequestrada e depois morta a tiro
Polícia  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:29h

Uma mulher foi morta e um homem ficou ferido na noite desta segunda-feira, 22 de agosto, em Montanha, no Norte do Espírito Santo. Segundo informações, o casal teria vitima de um sequestro, o carro onde as vítimas estavam teria sido levado a uma área afastada da cidade, próxima da divisa de Nanuque, em Minas Gerais, onde ocorreu o crime. Os dois foram baleados. Marília Carvalho do Carmo de 29 anos, levou um tiro na nuca e morreu na hora, já o homem conhecido como Alemão, foi socorrido e levado para um hospital em Nanuque, onde foi atendido e depois encaminhado para o hospital de Montanha. Nas redes sociais, amigos mostram tristeza e indignação com o crime. "Triste demais! Não consigo acreditar! Que Deus conforte o coração de toda a família", diz uma das publicações. "Ela era uma pessoa muito querida, super de bem com a vida! Que Deus o tenha em seus braços. Amém" comenta outro internauta.(SB)

Comente agora
SAJ: 'Moradores de rua' resistem em sair da Praça Renato Machado, "precisamos de um albergue, não temos pra onde ir"
Cidades  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:24h

Novamente o caso da Praça Renato Machado de Santo Antônio de Jesus gera polêmica na cidade, segundo informações passadas ao Voz da Bahia nesta tarde de terça-feira (23), dois flanelinhas que ali ainda residem brigaram entre si e, um atingiu a cabeça do outro com uma pedra, e os empresários estão assustados com essa situação. Mesmo com as atuações da Secretaria de Ação Social em prol de sua retirada, os moradores de rua resistem a sair do coreto porque não tem para onde ir. Nesta manhã de terça, a secretaria esteve novamente conversando com as flanelinhas e um deles, de prenome Wellington disse o que foi conversado por meio de entrevista a uma rádio local, “disseram que para nos retirar por causa da política e dissemos que precisamos de um albergue, pois somos moradores de rua e não temos onde ficar. Somos 20 e necessitamos de uma moradia, um trabalho e qualquer coisa que possa nos ajudar”. Wellington descreveu que durante o dia eles olham os carros para conseguirem o pão diário, “as vezes não temos como nos alimentar e pedimos comida, à noite pegamos no lixo e é essa nossa vida”, disse. Alguns moradores de rua são vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e cidades do interior da Bahia, contudo a maioria deles são naturais de Santo Antônio de Jesus e muitos não têm documentos. Em uma das ações, a Secretaria de Ação Social os pagou para retornarem as suas cidades e segundo o entrevistado, os que foram pagos não voltaram, porém chegaram outros de fora que encontraram este abrigo (o coreto), “somos maltratados, como lixo da sociedade, esquecidos por todos, queremos um abrigo, a construção de um albergue na cidade para nos abrigarmos e podermos trabalhar”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
Registro de Candidaturas passa por análise no Cartório Eleitoral de S. A. de Jesus
Política  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:14h

Os Registros de Candidatura estão passando por análise no Cartório Eleitoral de Santo Antônio de Jesus. Através de uma entrevista a uma rádio da cidade nesta terça-feira (23), Isaac Magalhães, chefe do cartório comentou sobre as etapas deste processo e disse que após a entrega dos registros é iniciada a fase da análise, “nós da 202ª zona estamos concentrados na análise dos registros, avaliamos a documentação entregue como RG, certidões criminais, desincompatibilização com o cargo público, inelegibilidade, só após essa fase encaminhamos ao Ministério Público e se houver alguma pendência notificaremos o candidato”, articulou. Em seguida dessa etapa, com o retorno do Ministério Público será dado o prazo para o juiz que sentenciará deferindo ou indeferindo os registros. Conforme Isaac, aquele candidato que tiver o registro indeferido pelo juiz ainda terá o prazo para recorrer, “após a sentença saberemos quem vai realmente poder ser candidato, sabendo que aquele que for indeferido tem prazo para recorrer, ele pode fazer a eleição com recurso e isso será por conta e risco dele, podendo ser julgado no tribunal”, avisou. O atendimento público do Cartório Eleitoral vai das 13h às 19h, de segunda a sexta, e os plantões segue das 15h às 19h aos sábados domingos e feriados.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
Carteiro escreve carta para não decepcionar cadela que gosta de pegar correspondências
Comportamento  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:07h

Um carteiro de Brisbane, na Austrália, escreve cartas para não decepcionar a cadela Pippa, que adora pegar as correspondências da sua família. Martin Struder contou a história em seu Facebook e a publicação viralizou. "Às vezes Pippa sai para pegar as correspondências, mas nem sempre existe cartas para ela, então eu tive que improvisar", escreveu ele, na legenda de três fotos. Uma delas destaca para quem é endereçada a correspondência: o nome da cadela e dois corações ao lado.

Comente agora
Carolina Oliveira posta fotos de sua viagem ao Havaí: 'Dias havaianos'
Entretenimento  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:05h

Carolina Oliveira registrou vários momentos de suas férias ao Havaí, nos Estados Unidos, onde aparece aproveitando a praia e os cenários belissímos do lugar. Em seu perfil no Instagram, ela utilizou a hashtag #hawaiiandays (dias havaianos, em inglês) para marcar a viagem. Em uma foto em frente ao espelho, a atriz exibiu o corpo em dia e mostrou que pode usar o biquíni sem medo. Pelo visto, ela gosta mesmo de curtir o sol, o mar e a areia. Recentemente, a morena gravou um vídeo para o EGO, onde ensina a fazer uma cadeira de praia.

Comente agora
Carros de som tem dias e horários específicos em Amargosa
Política  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/08 16:04h

O uso exacerbado de carros de som é algo que tem levado a população a formalizar inúmeras queixas, junto à Polícia Militar e neste período eleitoral, também nos Cartórios Eleitorais. Para a cidade de Amargosa, o uso de comunicação móvel, conhecidos como carros e motos som, terão dias e horários específicos conforme reunião realizada no Fórum Desembargador Sálvio Martins, conjuntamente com as coligações que disputam as eleições municipais de outubro. A Justiça Eleitoral determinou dias e horários específicos em que os candidatos poderão utilizar este serviço, ficando estabelecido que os mesmos só poderão ser utilizados de quarta-feira a domingo. Segunda e terça-feira não é permitido usar carros e motos som para as atividades de campanhas eleitorais. Na quarta, quinta e sexta-feira, o horário de funcionamento é das 9:00 às 18:00, já no sábado, ficou definido o horário das 14:00 às 19:00 e domingo, das 10:00 às 19:00. (Criativa Online)

Comente agora
Dica do Pet Cani Vita: Pelo de cachorro precisa de cuidados para ficar bonito e saudável
Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 23/08 15:49h

Os pelos dos animais não servem só para deixá-los bonitinhos e fofos. Eles têm uma função importante para a saúde do animal, pois ajudam a regular a temperatura do corpo. Por isso, é preciso tomar cuidado com o tipo de produto utilizado, além de adotar alguns hábitos em casa.Segundo a proprietária do pet shop Pet da Pri, Priscila Daud, a escovação diária é imprescindível para manter a beleza e a saúde da pelagem do cão. "Isso elimina os pelos mortos e contribui para o nascimento de novos fios. Além disso, evita que o pelo fique embaraçado", explica. O processo deve ser feito com um pente de metal resistente ou de aço inoxidável, para evitar machucar o animal. A profissional também indica banhos semanais, que garantem a saúde da pelagem e a higiene do cãozinho. Veja como tratar o pelo do seu animal:

Como remover manchas?

Cachorros de pelo escuro podem ficar avermelhados se ficarem muito tempo expostos ao sol, pois os fios queimam. Para reverter o quadro, recomenda-se hidratação e banho com shampoo tonalizante. Já os cães de pelo claro podem ficar amarelados devido ao acúmulo de sujeira. Neste caso, a indicação são os shampoos e condicionadores branqueadores.

Como evitar os nós

Comente agora
Cresce número de advogados que concorrem às eleições municipais na Bahia
Justiça  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/08 15:45h

As eleições municipais na Bahia serão disputadas por 441 advogados. O número corresponde a 1,23% do total de 35.979 candidatos inscritos para todos os cargos. Do total, 317 concorrem ao cargo de vereador, 72 como prefeitos e 52 como vice-prefeitos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos candidatos causídicos, 358 são homens, 83 são mulheres. Do total de mulheres advogadas que disputam cargos no Executivo, apenas 8 estão cadastradas como candidatas a prefeitas, e 10 concorrem como vice-prefeitas, e as 65 restantes, disputam uma vaga nas casas legislativas municipais. Em Salvador, 37 postulantes são advogados, em Feira de Santana, 12. Em Vitória da Conquista, também 12 advogados disputam as eleições municipais, e em Camaçari, 7 estão inscritos no cadastro do TSE. Nas eleições municipais de 2012, 326 advogados eram candidatos, sendo que 260 disputaram os cargos de vereadores e 66 concorreram como candidatos a prefeitos. Do total, 50 advogados foram eleitos vereadores e 15 prefeitos.

Comente agora
Confira as vagas de emprego do Sine Bahia de Santo Antônio de Jesus
Empregos  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/08 15:42h

Auxiliar de Deposito (Vagas para pessoas com deficiência)

Ambos os sexos

14 vagas

Empacotador (Vagas para pessoas com deficiência)

Ambos os sexos

14 vagas

Carregador (Vagas para pessoas com deficiência)

Ambos os sexos

03 vagas

Linha de Produção (Vagas para pessoas com deficiência)

Ambos os sexos

03 vagas 

Auxiliar Administrativo (Vagas para pessoas com deficiência)

Ambos os sexos

03 vagas 

Operador de Caixa (Vagas para pessoas com deficiência)

Ambos os sexos

14 vagas

Um comentário
Suspeito de roubar cartões do Bolsa Família é preso em Feira de Santana
Polícia  Postado por Débora Ayane - 23/08 15:36h

Um homem foi preso suspeito de roubar cartões do Bolsa Família, na noite de segunda-feira (22), no bairro Viveiros, em Feira de Santana. De acordo com informações do G1, a Polícia Civil informou que ele também é suspeito de roubar cartões cidadão e de cadernetas de poupança. Segundo a polícia, o homem, de 34 anos, aplicava golpes sacando o benefício em nome das vítimas. Com ele foram encontrados 27 cartões de beneficiários dos programas sociais, 21 carteiras de trabalho, dinheiro e uma quantidade de maconha. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados para a delegacia.

Comente agora
Paulinho da Força convence Temer a recriar ministério, diz coluna
Política  Postado por Débora Ayane - 23/08 15:35h

O deputado Paulinho da Força , líder do Solidariedade, conseguiu convencer o presidente em exercício Michel Temer a recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Depois de assumir o poder, Temer havia transformado a pasta em secretaria. As informações são da coluna Esplanada, do jornal O Dia, desta terça-feira (22). Com a recriação do MDA, o governo interino teria intenção de discutir projetos de reforma agrária. Segundo o colunista, Paulinho pretende "enterrar" o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O deputado Zé Silva, também do Solidariedade, deve ser o novo ministro do MDA e responsável pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele será o responsável pelo orçamento destinado aos assentamentos. Integrantes do MST, no entanto, terão de passar por recadastramento antes de participar do projeto para que sejam investigados previamente.

Comente agora

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com