As comentadas


Boa noite , Terça-feira, 24/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

14
Abr
Menina pede para médica 'receitar' estojo de maquiagem em consulta
Postado por: Dulce Santana / 07:53h

Um 'medicamento' inusitado foi receitado por uma pediatra para uma menina de três anos em um hospital público de Palmas. Após realizar exames e não encontrar nenhuma enfermidade com a paciente, a médica perguntou a Gabriela Marques Lacerda o que poderia ser feito para que ela melhorasse. A pequena respondeu que queria um estojo de maquiagem novo. O pedido foi escrito na receita e entregue aos pais. "Declaro para os devidos fins que Gabriela Marques Lacerda não está se sentindo bem porque precisa de um estojo de maquiagem novo", diz a prescrição médica, que viralizou nas redes sociais. A pediatra Nicole Rangely N. M Carvalho disse que os pais procuram atendimento no Hospital Infantil de Palmas, na segunda-feira (11), após a criança reclamar de dores abdominais. "Ela estava muito acanhada e como não encontrei nada, pedi exames e fui conversar com ela. Fui com jeitinho e perguntei o que ela queria para sarar. Ela respondeu que queria um estojo novo de maquiagem", explicou. Segundo a médica, a preocupação familiar por causa dos sintomas e até mesmo o ambiente hospitalar, são elementos que deixam as crianças impressionadas e com medo. "Faz parte do atendimento e do tratamento a gente abordar além dos sinais físicos e dos exames outros aspectos.

Comente agora
14
Abr
Coração de Maria: Moradores se deparam com falta de dinheiro na ‘boca do caixa’
Postado por: Dulce Santana / 07:42h

Moradores de Coração de Maria, e de cidades vizinhas na região do Portal do Sertão, reclamam de falta de dinheiro em caixas do Banco do Brasil. Por conta de ataques a bancos, clientes locais e de outras cidades têm encontrado caixas eletrônicos vazios. Muitos têm de apelar para terceiros, para realizar pagamento de faturas e depósitos. O problema é sentido principalmente por residentes de Irará, que teve três agências arrombadas no dia 6 de abril (ver aqui). Depois de se descolar para a cidade vizinha, eles se deparam na "boca do caixa" com a falta de dinheiro. Segundo a TV Subaé, uma moradora de Irará informou que chegou a gastar R$ 100 para ir até Coração de Maria, mas não conseguiu sacar nada. Procurado, o Banco do Brasil, através da superintendência em Salvador, informou que a agência de Coração de Maria realiza atendimentos normais de segunda a sexta, informação questionada por clientes. (BN)

Comente agora
14
Abr
Vitória da Conquista notifica 18 casos suspeitos de gripe H1N1
Postado por: Dulce Santana / 07:36h

A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, notificou 18 casos suspeitos de gripe H1N1 na cidade. Segundo boletim divuilgado na quarta-feira (13), dois pacientes tiveram a doença confirmada, já receberam alta hospitalar e passam bem. O primeiro caso confirmado foi divulgado na terça-feira (13) pela gestão municipal. De acordo com o boletim da prefeitura, também foram notificados quatro casos suspeitos em municípios da região. Do total de 22 pacientes com casos investigados em todas as cidades da região sudoeste, quatro tiveram a doença confirmada, quatro resultados foram negativos, um inconclusivo e os demais aguardam a conclusão do exame. A Secretaria de Saúde informou que, em 2015, foram notificados 10 casos suspeitos e nenhum se confirmou. Os pacientes com sintomas da doença podem ser atendidos no posto de saúde mais próximo de casa e em unidades hospitalares, a depender do nível de comprometimento respiratório. Em caso de necessidade de internamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a prefeitura informa que a central de regulação pode encaminhar os pacientes ao Hospital Regional de Vitória da Conquista ou outra unidade hospitalar que conte com UTI.

Morte é investigada

A morte de uma jovem de 23 anos com sintomas da gripe H1N1, em Vitória da Conquista, é investigada. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a jovem morreu na madrugada de terça-feira (12), no Hospital Geral da cidade. Amostras colhidas da vítima foram enviadas para exame no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador. Não há prazo para entrega do laudo com o resultado, informou a Vigilância. (G1/BA)

Comente agora
14
Abr
EUA confirmam: zika provoca microcefalia
Postado por: Dulce Santana / 07:25h

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou nesta quarta-feira (13) um estudo no qual conclui que o vírus Zika pode provocar microcefalia e lesões cerebrais fetais graves. No artigo publicado no New England Journal of Medicine, os autores disseram que, após estudos, está confirmada a relação do vírus com a microcefalia. “Agora está claro que o vírus provoca microcefalia. E também estamos estudando como o Zika pode ser a ponta do iceberg para outras lesões cerebrais e problemas de desenvolvimento”, detalhou Tom Frieden, diretor do CDC. Segundo ele, a confirmação só reforça a necessidade de que mulheres grávida e seus parceiros evitem 100% a infecção pelo vírus Zika. Entretanto o relatório pondera que nem todas as gestantes infectadas pelo vírus Zika tiveram fetos com microcefalia, por isso não se pode concluir que só a presença do vírus desencadeia a doença. “Ainda não há uma prova conclusiva sobre isso”, informou o estudo. Para os pesquisadores, estabelecer a relação causal entre o Zika e as doenças no cérebro dos fetos representa um passo importante para uma conclusão definitiva, mas a prevenção no momento é a chave para evitar novos casos. O CDC voltou a recomendar que mulheres grávidas evitem viajar para regiões afetadas com casos de contaminação pelo Aedes aegypiti, bem como o uso de preservativo nas relações sexuais. Outra medida é evitar gestações em caso de viagem ou permanência nos lugares com incidência de casos do vírus Zika. (Bocão News)

Comente agora
14
Abr
Dilma sanciona lei que libera produção e venda da "pílula do câncer"
Postado por: Dulce Santana / 07:18h

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que permite a comercialização e uso da chamada "pílula do câncer da USP" mesmo sem registro da Anvisa. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14). O assunto é contoverso, uma vez que estudos científicos não identificaram nenhuma eficácia da substância da pílula, a fosfoetanolamina sintética, no tratamento da doença. A reportagem do UOL recorda que, na terça (12), a Casa Civil recomendou que a presidente liberasse o uso da substância para evitar qualquer ameaça de desgaste (e de perda de votos) às vésperas da votação do impeachment na Câmara. O projeto de lei aprovado por Dilma permite que pacientes diagnosticados com câncer usem a substância por livre escolha, desde que assinem termo de consentimento e responsabilidade, antes de concluídas as pesquisas científicas para seu registro definitivo na Anvisa. Leia também: Casa Civil recomenda que Dilma libere uso da 'pílula do câncer' Anvisa vai recomendar que Dilma vete liberação da 'pílula do câncer'

Comente agora
14
Abr
Eleitores com pendências têm até 4 de maio para regularização
Postado por: Dulce Santana / 07:16h

Alterações no título eleitoral e modificações do domicílio eleitoral devem ser feitas até 4 de maio, data limite também para que eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem transferência para seção eleitoral especial. De acordo com o R7, menores com 16 ou 17 anos interessados em votar também precisam se manifestar até 4 de maio, comparecendo a um cartório eleitoral munidos de documento de identificação com foto, comprovante de residência e quitação militar, no caso dos homens, para obterem o título de eleitor. Para transferir o domicílio eleitoral, é necessário que o eleitor leve ao cartório o título, o comprovante da última eleição ou de justificativa de ausência, documento de identificação e comprovante de residência.

Comente agora
14
Abr
Guarda municipal mata morador de rua em frente ao Elevador Lacerda
Postado por: Dulce Santana / 07:08h

Um guarda municipal matou um morador de rua no bairro do Comércio durante a tarde desta quarta-feira (13). Segundo informações do site Informe Baiano, a vítima estava envolvida em uma briga com policiais civis. O servidor municipal tentou ajudar e efetuou os disparos. O morador de rua foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos. A identidade da vítima e do autor dos disparos não foi revelada. (BN)

Comente agora
14
Abr
Zika causa microcefalia, diz instituto de pesquisa dos EUA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:55h

O Centro de Controle de Doença dos EUA (CDC) concluiu que o vírus da zika causa microcefalia e outros problemas no cérebro de fetos em formação. Agora, a instituição conduzirá outras pesquisas para descobrir se há mais efeitos negativos relacionados ao contágio de zika. “Este estudo é um marco no surto de zika. Está claro agora que o vírus causa microcefalia”, disse Tom Frienden, diretor do CDC à Folha de S. Paulo. O comunicado diz que a conclusão não foi baseada em uma “única evidência”, mas no conjunto de estudos recentes sobre a associação entre o vírus e a deformidade.

Comente agora
14
Abr
Deputados acusam A Voz do Brasil de fazer defesa de Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:51h

Deputados do DEM pediram ontem (13) ao procurador-chefe do Ministério Público Federal no Distrito Federal, Marcus Marcelus Goulart, que apure a suposta prática de infrações penais por parte do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Edinho Silva, e do diretor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Pedro Henrique Varoni, por uso indevido do programa A Voz do Brasil. De acordo com o líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assinam o documento, o programa está sendo usado para “atacar o Congresso Nacional” e fazer a defesa da presidenta Dilma Rousseff no processo de impeachment. “Nas últimas edições do programa, notou-se franca propaganda em abono a teses de defesa da Presidente da República relativamente a procedimento para apurar prática de Crime de Responsabilidade e a tramitação do processo de impeachment”, diz trecho do documento. Os parlamentares pedem a instauração de inquérito para apurar “ilicitude da conduta dos fatos”.

Comente agora
14
Abr
Saiba quais serão as datas de aplicação do Enem este ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:45h

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reunirá a imprensa nesta quinta-feira (14) para anunciar a data e os detalhes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. Normalmente, as provas ocorrem em outubro - em 2016, no entanto, devido às eleições municipais, elas passam para novembro, dias 5 e 6. O Enem serve de critério de acesso ao Fies, às bolsas do ProUni e como modelo de seleção da maioria das universidades federais.

Comente agora
14
Abr
Cristina Kirchner depõe à Justiça argentina em processo de lavagem de dinheiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:42h

A ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner compareceu à Justiça nessa quarta-feira (13) para depor em um processo que investiga a venda de contratos futuros de dólar a preços abaixo do mercado internacional, que teria causado um prejuízo aos cofres públicos equivalente a R$ 17 bilhões. Ela entregou sua defesa por escrito, acusou o atual governo de montar uma operação para prendê-la e discursou para milhares de simpatizantes que foram até o tribunal para apoiá-la. “Podem me convocar 20 vezes. Podem me mandar prender, mas o que não vão conseguir é me calar e me impedir de dizer o que penso”, disse Cristina. O discurso público, feito de um palanque montado pelos simpatizantes da ex-presidenta na porta do tribunal, durou quase duas horas e foi o primeiro desde a sua despedida da Casa Rosada, no dia 9 de dezembro. Cristina deixou o governo sem passar a faixa presidencial ao sucessor Mauricio Macri. Ela viajou para a província de Santa Cruz, no extremo Sul da Argentina, no dia da posse do novo presidente e só voltou a Buenos Aires na segunda-feira (11), pela primeira vez em quatro meses. 

Comente agora
14
Abr
A Palavra do dia: Reflita!
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 01:28h

"Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão a decepção." (Salmos 34:5)

Na verdade, o que nós precisamos? Foi isso que o Senhor ministrou em meu coração! Ele me levou até esse versículo da bíblia, e começou a falar: "Você não precisa ver a promessa! Você não precisa saber de a promessa para poder confiar e saber o quanto eu te amo o quanto eu me importo! Você precisa procurar saber quem Eu Sou e a partir daí olhar para mim do jeito que Eu Sou! Um filho não percebe o amor do Pai, só porque o seu Pai lhe dá presente. O filho percebe o amor do Pai, porque ele olha para seu Pai e vê o quanto seu Pai se interessa por ele, ele olha para o seu Pai e vê no olhar do seu Pai o quanto ele é importante. Mesmo que outras pessoas venham e falem que o seu Pai não o ama, o filho tem a certeza do amor do seu Pai, porque ele olha para o seu Pai e percebe isso! Deus não quer que avaliemos o seu amor pelos presentes que ele pode nos dar. "Ah se Deus fazer isso ele me ama, mas se ele não fizer ele não me ama". Olhe para o seu Pai, os que olham para ele ficam radiantes de alegria, seu rosto não mostra decepção. Hoje nós podemos olhar para Deus e mesmo que falem que ele não nos ama, porque ele não fez aquele milagre, porque ele não abriu aquela porta, porque ele não fez como você queria. Nós olhamos para a maior prova de amor que se chama Jesus Cristo! "Porque Deus Amou o mundo de tal maneira, ele enviou o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna!" (João 3:16) A nossa alegria está em Deus e não nas suas bênçãos! Quando olhamos para Ele ficamos satisfeitos, pois Ele é tudo o que precisamos! Quando entendemos isso e praticamos isso, as nossas necessidades pode ser o que for, não abalará a nossa confiança no amor de Deus! Não duvide do amor de Deus pela sua vida, Ele te ama! Quando entendemos quem Ele é, não ficamos desesperados pelo milagre, ficamos desesperados por estar com Ele. Quando olhamos para Ele, agrada-lo é a prioridade. Quando olhamos para Ele não duvidamos do seu cuidado! "Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. " Oséias 6:3

Tenha um excelente dia!

Comente agora
14
Abr
CNJ declara prescrição de pena de juiz do caso de adoção de crianças de Monte Santo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:18h

A pena imposta pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) contra o juiz Vitor Manoel Bizerra, que atuou no caso da adoção irregular em Monte Santo, no nordeste baiano, foi declarada prescrita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em sessão plenária ocorrida nesta terça-feira. A maioria dos conselheiros seguiram o voto-vista da corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi. A corregedora afirmou que, ao longo das apurações, ficou comprovado que as infrações administrativas imputadas ao juiz não configuram ilícito penal, mas sim falhas processuais cometidas em ações de concessão de guarda provisória das cinco crianças e em medida de proteção, o que resultariam pena de advertência. Ele recebeu pena de advertência e o prazo de prescrição é de 180 dias, contado a partir do 141º dia após instauração do Processo Administrativo Disciplinar (PAD). O processo foi instaurado na sessão plenária ocorrida em setembro de 2013 (clique aqui e saiba mais) e julgado em dezembro de 2015, quando a pena já havia vencido, o plenário do órgão reconheceu, por unanimidade, a prescrição da penalidade. O conselheiro Gustavo Alkmim, que havia pedido vista do processo, acompanhou na íntegra o entendimento da ministra Nancy Andrighi e aproveitou para sugerir que os fundamentos do voto da relatora sirvam como base para futura alteração da Resolução 135, no que se refere a prescrição de penas. “Talvez pudéssemos ajustar isso em nossa norma, que está genérica”, disse Gustavo Alkmin. O conselheiro Lelio Bentes, que também havia pedido vista, seguiu a decisão da corregedora. Além da decretação da prescrição da pena, ficou proibida a anotação da penalidade em registros funcionais do magistrado.

Comente agora
14
Abr
Assista aos gols: Santa Cruz 2x2 Bahia / Copa do Nordeste
Postado por: TV Voz da Bahia / 01:16h

Comente agora
14
Abr
Netinho volta a se internar em hospital de São Paulo para fazer check-up
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:58h

Após passar um período fazendo tratamento em Salvador, Netinho retornou ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para se submeter ao seu check-up anual. O cantor ficará internado por dois dias após sofrer uma série de AVCs (acidente Vascular Cerebral) no últimos três anos. Em entrevista ao Ego, o artista revelou que antecipou os exames. "Era em maio, antecipei para abril. Vim visitar minha tia e aproveitei, para não precisar vir de novo. Aí faço os exames hoje e amanhã. Volto para Salvador amanhã de noite”, explicou ele. Apesar de passar a noite no hospital, ele não considera que a estada seja uma internação de fato. “Durmo aqui, mas já é hotel Sírio-Libanês. Já conheço todo mundo, enfermeiro, médico, todo mundo. Um monte de amigo. Chego é uma folia, uma festa”. Comemorando o avanço em sua recuperação, depois ao conseguir voltar a andar de bicicleta e dançar, Netinho já planeja voltar aos palcos nesta ano. “Está pertinho. Fiz em 2014 um, não consegui, fiquei um mês de cama. Ano passado fui liberado e fiz logo quatro vezes no final de semana. Aí passei mal, voltei pra cá. Mas agora estou liberado para fazer um por mês, pra recomeçar. Então estou me programando para fazer isso”, completou.

Comente agora
14
Abr
Deputado acredita que “só Deus poderá mudar a nação”
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 00:42h

Cabo Daciolo é um dos deputados evangélicos que mais fala sobre sua fé na tribuna da Câmara. Sua passagem pelo Congresso vem sendo marcada por um posicionamento incisivo desde o início. Ele vem enfrentando questões que outros parlamentares preferem se esquivar. Subiu o tom, pedindo que Eduardo Cunha, que se diz evangélico, renunciasse ao cargo “para honra e glória de Jesus”. Mais recentemente, expulsou demônios da Câmara e profetizou que Deus estava agindo para limpar o país. Mas para isso os evangélicos precisavam se humilhar, orar e jejuar pela nação. Atualmente no PT do B, o deputado carioca acredita ter um papel profético e explica que seu mandato foi dado por Deus. “Dois anos atrás recebi profecia que deveria abrir a minha boca e falar de Deus [no Congresso] para honra e Glória do Senhor Jesus Cristo”, lembra. Ele acredita que vivemos uma verdadeira “guerra espiritual” no país, mas que essa “realidade espiritual não é compreendida”. Acostumado a críticas, ele diz não se intimidar. “O reino de Deus está próximo… mas acredito verdadeiramente que a vitória vai vir”, insiste. Sobre sua postura, diz que “as coisas que eu faço são para Deus. O julgamento do homem para mim não importa”. Lembra ainda que Jesus avisava que seriam bem-aventurados aqueles perseguidos por amor ao seu nome. Em entrevista ao portal Gospel Prime, faz um alerta: “Não esperem a solução do país das mãos do Congresso”. Diz ainda que “aqui tem pessoas que adoram e buscam a Satanás”. Em sua visão, a mudança que o Brasil está passando deve ser “não processo de revolução, mas de evolução”. Não tem dúvidas que as coisas irão mudar e acrescenta: “em breve, homens de Deus estarão sentados nas principais cadeiras”. Questionado sobre por que não participa da bancada evangélica, explica que segue uma orientação de Deus. Sua decisão é de não participar de nenhuma frente nem bancada. De modo semelhante, optou por não estar ligado a nenhuma igreja. Conta que se converteu em 2004 em uma Assembleia de Deus, mas hoje é “ subidor de monte e leitor da Bíblia”.

Assista abaixo:

Comente agora
14
Abr
Ashley Tisdale vai com blusa transparente em première de filme de Jennifer Aniton
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:38h

Ashley Tisdale sai com blusa transparente e é traída por flashes em première de filme de Jennifer Aniton. Nesta quarta-feira, 13, famosos estiveram na sessão especial do longa ‘O maior amor do mundo’, que ainda tem no elenco nomes como Julia Roberts e Kate Hudson.

Comente agora
14
Abr
Em jogo de quatro gols, Santa Cruz e Bahia empatam no estádio do Arruda
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 00:21h

Em um jogo com gols, virada e lei do ex, Santa Cruz e Bahia empataram pela primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste. Na noite desta quarta-feira (13), no estádio do Arruda, o duelo de tricolores ficou no 2 a 2. Os gols do Esquadrão foram marcados por Hernane e Luisinho, enquanto Keno e Grafite fizeram para o tricolor pernambucano. As equipes voltam a se enfrentar para definir a vaga nas finais no próximo domingo (17), na Arena Fonte Nova, às 16h. Para ir até as finais do certame regional, o Bahia pode empatar (0 a 0 ou 1 a 1) ou vencer por qualquer placar.

FICHA TÉCNICA
  1. Santa Cruz 2x2 Bahia
  2. Copa do Nordeste - Semifinal (jogo de ida)
  3. Local: Estádio do Arruda, no Recife (PE)
  4. Data: 13/04/2016
  5. Horário: 21h45
  6. Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
  7. Assistentes: Rodrigo Guimarães Pereira e Eric Nunes Costa (ambos de SE)
  8. Cartões amarelos: Lelê, Danny Morais, Wellington (Santa Cruz) / Lucas Fonseca, Danilo Pires, Feijão, Robson (Bahia)
  9. Cartões vermelhos:
  10. Gols: Hernane, Luisinho (Bahia) / Keno, Grafite (Santa Cruz) 
  11. Santa Cruz: Tiago Cardoso; Vítor, Neris, Danny Morais e Allan Vieira (Tiago Costa); Uillian Correia, João Paulo e Lelê; Arthur (Wellington), Keno (Daniel Costa) e Grafite. Técnico: Milton Mendes //// Bahia: Marcelo Lomba; Hayner, Lucas Fonseca (Robson), Éder e João Paulo Gomes; Feijão, Danilo Pires, Juninho, Edigar Junio (Luisinho) e Thiago Ribeiro; Hernane (Zé Roberto). Técnico: Doriva.
Comente agora
13
Abr
TCM aciona prefeito de Caraíbas no Ministério Público por irregularidades em licitação
Postado por: Anacley Souza / 23:49h

O Tribunal de Constas dos Municípios (TCM) vai ingressar com representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o prefeito de Caraíbas, Luiz Carlos Souza Patez, o Luizinho (PDT), por irregularidades em licitação realizada para contratação da empresa Lucas Canário da Silva, prestadora de serviços de transporte de pessoas carentes no município, no exercício de 2015. Em decisão proferida na sessão desta quarta-feira (13), o gestor foi multado também em R$ 5 mil. Segundo o órgão, a administração municipal não relacionou os critérios adotados para a composição do preço licitado, e a empresa não tinha capital mínimo superior a 10% do valor estimado no contrato. (Bahia Notícias)

Comente agora
13
Abr
Estudantes sem internet podem pedir vagas para realizar simulado do Enem até sexta
Postado por: Anacley Souza / 23:44h

Os estudantes que não possuem acesso à internet poderão solicitar, até a próxima sexta-feira (15), uma vaga em universidades e institutos federal para realizar o simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será aplicada para os alunos matriculados no programa Hora do Enem, que oferece estudos com recursos interativos e estreou no dia 5 de abril. Na página (acesse aqui), é possível realizar exercícios e assistir videoaulas, que estarão disponíveis a partir do dia 30 de abril. O pedido por uma vaga para realizar o simulado pode ser feito no próprio programa, com o número do CPF. O simulado é gratuito e pode ser feito também em instituições particulares, comunitárias e escolas estaduais de ensino médio, seja por computadores, tablets ou celulares. No total, instituições federais estão oferecendo 120 mil vagas para os interessados em testarem seus conhecimentos antes da aplicação do Enem. O candidato terá quatro horas ininterruptas para fazer a prova, que poderá ser acessada entre a zero hora e às 20h. No caso de quem vai fazer a prova presencialmente em uma instituição, a aplicação será das 8h às 12h, no horário de Brasília. Estão previstos outros três simulados on-line nos dias 25 de junho, 13 de agosto e o último nos dias 8 e 9 de outubro.

Comente agora
13
Abr
Concurso do IBGE registra mais de 500 mil inscritos; prova será domingo (17)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:43h

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 511.185 inscritos para o concurso que oferece 600 vagas de nível médio e superior, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FVG), empresa organizadora do exame. A seleção será feita no domingo (17), das 13h às 17h. São 476.437 inscritos para as 460 vagas de técnico em informações geográficas e estatística, uma concorrência média de 1.035 candidatos por vaga. Já para as 140 vagas de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e de tecnologista em informações geográficas e estatísticas são 34.748 inscritos, uma média de 248,2 candidatos por vaga. A concorrência chega a 2.555,50 candidatos por vaga para o cargo de técnico em Nova Iguaçu (RJ) e a 2.455,71 para o mesmo cargo no Rio de Janeiro. Do total dos inscritos, 1.912 se candidataram para as vagas reservadas para pessoas com deficiência e 48.385 para as vagas reservadas para negros.

Concurso: O concurso oferece um total de 600 vagas: 140 vagas para os cargos de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, ambos de nível superior de escolaridade, e 460 para técnico em informações geográficas e estatística, de nível médio. Para nível superior, são 90 vagas para o cargo de analista e 50 vagas para o cargo de tecnologista.

Comente agora
13
Abr
SAJ: Mototaxista procura o Voz da Bahia e conta que foi assaltado na Jueirana e acredita ter caído em golpe
Postado por: Anacley Souza / 23:42h

Um mototaxista foi assaltado no bairro da Jueirana em Santo Antônio de Jesus na noite desta quarta-feira (13). Ricardo Pereira, 35 anos relatou a reportagem do Voz da Bahia que foi surpreendido por dois homens armados a bordo de uma motocicleta quando chegava ao seu destino. Segundo a vítima pegou uma cliente no Terminal Rodoviário que lhe informou que se encontraria com alguns colegas no destinado local, “ela ficava constantemente ligando para uma tal amiga dizendo que já estava chegando, dando detalhes da viagem”, relatou. As informações dão conta de que a suposta passageira seria integrante do bando, “assim que chegamos fui surpreendido. Eles estavam armados e após levar tudo o que tinha me mandaram correr e a menina cruzou em direção a eles”, disse. Na ação os criminosos levaram documentos, um aparelho celular, dois capacetes, óculos e uma quantia e R$ 60 reais em dinheiro, “só não levaram minha moto porque é padronizada na cor verde”, completou.

  1. Reportagem Voz da Bahia
Comente agora
13
Abr
Vitória bate Náutico-RR na estreia pela Copa do Brasil, mas não elimina jogo de volta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:33h

O Vitória venceu o Náutico-RR por 3 a 2, em duelo disputado nesta quarta-feira (13), na Vila Olímpica Roberto Marinho, em Boa Vista, pela estreia na Copa do Brasil. Os gols do Leão foram marcados por Marinho (três vezes). Porém, o resultado não eliminou a partida da volta - precisava ganhar por dois ou mais gols de diferença -, mas garante vantagem ao time comandado pelo técnico Vagner Mancini segunda partida, que será disputado no próximo dia 27, no Barradão.

FICHA TÉCNICA

Náutico-RR x Vitória

Copa do Brasil – 1ª fase (jogo de ida)

Local: Vila Olímpica Roberto Marinho, em Rio Branco (RR)

Data: 13/04/2016

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: João Batista Cunha de Brito (AM)

Assistentes: Alexsandro Lira de Alexandre e Ivo Fernando da Costa de Sousa (ambos do AM).

Comente agora
13
Abr
Turquia prende cinco homens por 'insulto' ao presidente Erdogan
Postado por: Anacley Souza / 23:32h

Cinco pessoas foram detidas na Turquia por "insultar" o presidente Recep Tayyip Erdogan, que multiplica os procedimentos judiciais contra seus detratores, informou nesta quarta-feira a agência Dogan. Os cinco homens, oriundos da província de Sanliurfa (sul), foram acusados de injúria contra o presidente turco nas redes sociais, revelou a Dogan, acrescentando que uma sexta pessoa foi detida e posteriormente, libertada. Os processos por injúria contra Erdogan se multiplicaram desde sua eleição, em agosto de 2014, e segundo seus detratores é um claro sinal de sua tendência autoritária. Ao menos 2 mil ações judiciais correm na Turquia envolvendo artistas, jornalistas e pessoas comuns que teriam ofendido o presidente. Geralmente, os réus são condenados a penas leves e acabam beneficiados com liberdade condicional, mas uma mulher cumpriu onze meses de prisão por fazer um gesto obsceno para Erdogan durante uma manifestação, em março de 2014.

Comente agora
13
Abr
Policial perde emprego por evangelizar durante horário de trabalho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:11h

Um membro da policia rodoviária do estado de Indiana foi demitido após ser acusado de constranger os cidadãos por que falou sobre sua fé com eles. Ele está sendo processado pela segunda vez por evangelizar no horário do expediente. Em um comunicado de imprensa, o comando da Polícia Estadual afirmou que Brian Hamilton foi desligado de suas funções após uma investigação interna de dois meses. A acusação veio de uma mulher que foi parada por ele para verificação. Ao compartilhar com Wendy Pyle sobre a necessidade da salvação pela fé em Jesus, teria criado um constrangimento a ela. O superintendente da Polícia de Indiana, Doug Carter afirmou em comunicado que todos possuem seus direitos e que a liberdade religiosa é um deles. Contudo, Hamilton, que foi policial durante 14 anos agora responderá um processo movido contra ele pela senhora Pyle. Ela o acusou de ter “violando seus direitos constitucionais” ao perguntar se ela acreditava que iria para o céu. Depois, falou a ela sobre sua igreja e fez um convite para que a conhecesse. A ação federal, impetrada pela American Civil Liberties Union (ACLU) de Indiana, afirma que Pyle, que não se considera religiosa, sentiu-se “extremamente desconfortável com essas questões” e acabou dizendo que aceitaria o convite. A justificativa de Dave Bursten, capitão da polícia estadual, é que a “investigação interna do Departamento mostra que já havia um processo judicial pendente contra Hamilton pelo mesmo motivo”.

Comente agora
13
Abr
Pinheiro pode votar no Senado a favor do impeachment
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:07h

Levantamento feito pelo Estadão mostra que o senador Walter Pinheiro (sem partido) está indeciso com relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), que será analisado pelo Senado, caso a Câmara aprove a deposição neste domingo. A posição de Pinheiro confirma a expectativa geral de que um dos motivos porque ele decidiu se desfiliar do PT recentemente foi para não votar contra o impeachment da presidente, cuja gestão tem recebido inúmeras críticas do baiano. Na verdade, o pivô da saída do senador do PT teria sido a pressão que ele recebeu para assinar um moção contra o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, por ter suspendido o sigilo de um grampo no qual o ex-presidente Lula conversava com a presidente da República sobre sua nomeação para o ministério da Casa Civil, o que foi entendido pelo magistrado como uma tentativa de obstrução da Justiça. Pinheiro não assinou a moção.

Comente agora
13
Abr
Hérnia Umbilical: Muito comuns em bebês
Postado por: Anacley Souza / 22:56h

Fundamental durante a gestação, o cordão umbilical proporciona uma troca de sangue e nutrientes entre a mãe e o bebê. Porém, com o nascimento, ocorre o desligamento físico por meio do corte desse cordão. No local, o umbigo, que é uma cicatriz recente, toma o seu lugar. E é justamente nessa região que uma protuberância muito comum entre os bebês pode se manifestar, chamada hérnia umbilical. Esse problema é caracterizado pelo alargamento do anel que permite o fluxo de sangue na região do umbigo. Por ser assintomático, os pais conseguem perceber que a região fica mais evidente, principalmente, quando a criança chora, afirma Flávia Nassif, pediatra do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Apesar de a identificação da hérnia envolver algumas lágrimas por parte dos filhos, certamente, não há motivos para lágrimas por parte dos pais. Na maioria dos casos, o diâmetro do anel tende a diminuir o seu tamanho e a hérnia pode desaparecer naturalmente ao longo dos dois primeiros anos da criança. Esqueça receitas caseiras que envolvam moedas ou faixas, segundo a médica. “O ideal é o acompanhamento e a observação pediátrica”, acrescenta a especialista. Em dois casos bem raros, haverá uma possível intervenção cirúrgica. Um é quando a criança completa dois anos e a hérnia persiste até esse período. O outro, em situação de encarceramento, ou seja, existência de um pedaço de intestino dentro da hérnia. A região do umbigo precisa de cuidado e atenção. O segredo é observar o seu filho e procurar um pediatra caso identifique que há possibilidade de hérnia umbilical.

Comente agora
13
Abr
Embasa reduz fornecimento de água em 15% em Ilhéus
Postado por: Anacley Souza / 22:41h

Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou, nesta quarta-feira (13), a redução preventiva da oferta de água na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, em cerca de 15%, a partir de segunda-feira (18). Segundo a empresa, a medida será tomada devido à falta de chuvas na região e à pouca disponibilidade de água nas barragens do Iguape e do rio do Engenho, mananciais que abastecem o município. A Embasa informou que a distribuição será feita por áreas de abastecimento, que passarão a receber água em dias alternados. De acordo com o gerente da empresa na região, Danilo Gomes, serão atingidos com a medida mais de 24 mil domicílios, de um total de 53,2 mil, distribuídos em 17 setores de abastecimento. Segundo Gomes, a Embasa terá de captar menos água, para não esgotar a disponibilidade dos mananciais, e distribuir para o mesmo número de residências. Ele recomenda que os moradores enconomizem água até que volte a chover na região.

Outras cidades: A distribuição de água afeta ainda a cidade de Itabuna, também no sul da Bahia. Para amenizar a situação, os moradores do município precisam recorrer a tanques comunitários. O abastecimento de água reduzido atinge também os municípios de Prado, por causa do nível muito baixo do rio Campinho, e de Itamaraju. A falta de chuvas nos últimos meses reduziu o nível das barragens e dos rios onde a Embasa capta água para tratamento e distribuição, com isso no mês de março, a empresa chegou a anunciar a restrição da distribuição em Coaraci, Itacaré, Mascote, Uruçuca e Camacan, todas as cidades localizadas no sul do estado.

Comente agora
13
Abr
STF rejeita ação contra Jean Wyllys por calúnia durante debate na Câmara
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:16h

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a queixa-crime proposta pelo deputado João Rodrigues (PSD-SC) contra o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) por calúnia, injúria e difamação durante debate em sessão da Câmara ocorrida em outubro de 2015. A decisão do colegiado, tomada nesta terça-feira (12), seguiu o voto do relator do inquérito, ministro Edson Fachin, no sentido de que o debate em plenário está coberto pela imunidade parlamentar material, prevista no artigo 53 da Constituição Federal. O autor da queixa afirmou que Jean Wyllys o acusou de cometer abuso de autoridade, apropriação indébita e improbidade administrativa e feito a imputação falsa de condenação criminal por roubo de dinheiro público. De acordo com a queixa apresentada, o parlamentar do PSOL teria lhe atribuído adjetivos pejorativos, como “ladrão, bandido, desonesto, indecente, estúpido e fascista”. Reclama ainda que as acusações foram ratificadas em redes sociais. A defesa de Wyllys alegou que houve exaltação de ânimos das partes em decorrência do debate político entre as ideologias diferentes sobre o Estatuto do Desarmamento. A defesa afirmou que o caso está coberto pela imunidade parlamentar material em razão de opiniões proferidas em plenário. Sustentou ainda que deputado do PSOL teria agido em legítima defesa, após ter sido ofendido por Rodrigues. A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu arquivamento da denúncia, por também entender que o fato está coberto pela imunidade parlamentar. Fachin, em seu voto, pontuou que a imunidade parlamentar é necessária para o exercício do mandato. “As declarações ditas ofensivas vieram em resposta a críticas feitas pelo querelante [autor da queixa-crime]. Essas declarações devem ser consideradas no contexto do debate, entendendo que seu teor guarda pertinência com sua atividade parlamentar. São manifestações de um elemento de debate político criticável, mas de cunho inequivocamente político e que se situa no âmbito da atuação parlamentar”, argumentou o relator. Somente o ministro Marco Aurélio votou contrário, por entender que não há na Constituição direito ou prerrogativa absoluta.

Comente agora
13
Abr
Rio-2016 vai liberar nova carga de ingressos a partir desta quinta
Postado por: Anacley Souza / 22:13h

O Comitê Rio-2016 anunciou que irá disponibilizar uma carga extra com 1,2 milhão de ingressos para os Jogos Olímpicos a partir desta quinta-feira. Haverá novos bilhetes inclusive para as sessões mais disputadas, como finais de atletismo, basquete e cerimônia de abertura. Os ingressos estarão disponíveis logo após o sorteio dos grupos do futebol na Olimpíada, que começa às 10h30, no Maracanã. Os novos bilhetes se referem à parte do total de 1,7 milhão de ingressos que estavam reservados para contingência. Desse total, 1,2 milhão serão colocados à venda em etapas - a primeira a partir desta quinta-feira. Os outros 500 mil seguirão como contingência em função de "obrigações legais", em especial referentes à acessibilidade. Até o momento, Rio-2016 vendeu 3,5 milhões de ingressos. O número representa 62% da carga total que estava em circulação, de 5,7 milhões. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
13
Abr
Lanchonete Tedesco conquista etapa nacional do Prêmio MPE
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:56h

Concorrendo com mais quatro empresas na categoria Serviços e Turismo, a Lanchonete e Restaurante Tedesco, de Santo Antônio de Jesus, conquistou o primeiro lugar da etapa nacional do Prêmio MPE Brasil - Prêmio de Competitividade de Micro e Pequenas Empresas. A cerimônia de premiação do ciclo 2015 aconteceu nesta quarta-feira, dia 13, em Brasília e reuniu empresários de todas as regiões do país. Os premiados concorreram com 65,7 mil micro e pequenas empresas que se candidataram ao MPE Brasil 2015. O número supera em 29% a quantidade de participantes de 2014. No mercado desde o ano de 1991, e acompanhada pelo Sebrae desde 1994, a empresa tem como principais diferenciais a qualidade dos alimentos, higiene sanitária, acompanhamento nutricional e funcionamento 24 horas, conquistando no ano de 2014 a certificação ABNT NBR 15635, que atesta as boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais aos serviços de alimentação. Além de comercializar lanches e refeições, a Tedesco fornece serviços de alimentação em hospitais, clinicas, escolas e hotéis da cidade. “Sem o Sebrae, eu dificilmente participaria e receberia esse reconhecimento”, contou o empresário Melentino Tedesco, proprietário do empreendimento. “Acho que o determinante para essa conquista foi a questão organizacional da empresa e a parte sustentável do negócio, que tem como pilares o ambiental, financeiro e social”, completou.

Comente agora
13
Abr
Ninguém acerta e prêmio vai a R$ 60 milhões
Postado por: Anacley Souza / 21:39h

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.808 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado nesta quarta-feira (13) no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). As dezenas sorteadas foram: 02 - 14 - 20 - 25 - 41 - 45. A quina teve 141 apostas ganhadoras e cada uma levou R$ 31.327,32. A quadra teve 9.208 apostas ganhadoras, e cada uma levou R$ 685,29. Com o resultado, o prêmio acumulou para R$ 60 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. O próximo sorteio será realizado no sábado (16). Probabilidades A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com seis dezenas (e preço de R$ 3,50), a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Para uma aposta com o limite máximo de 15 dezenas (e preço de R$ 17.517,50), a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003.

Comente agora
13
Abr
Moro tem expectativa de que Lava Jato chegue ao fim até dezembro
Postado por: Anacley Souza / 21:35h

O juiz federal Sérgio Moro gostaria que a Lava Jato chegasse ao seu fim até dezembro. Ele tem dito a interlocutores que esta é a sua "expectativa". Considera que a sequência de desdobramentos da grande investigação pode provocar um desgaste até mesmo na opinião pública que, hoje, presta apoio maciço à força-tarefa da Lava Jato. "Terminar até dezembro a parte da primeira instância é uma expectativa ou um desejo", disse Moro a uma pessoa próxima. Mas ele próprio admite que essa é uma meta "imprevisível". A cada desdobramento da Lava Jato surgem indicativos de outras tramas ilícitas envolvendo outros agentes públicos e políticos. O que força a abertura de novos procedimentos no âmbito da Polícia Federal e da Procuradoria da República. Apesar das declarações de solidariedade que tem recebido nas redes sociais e em eventos dos quais participa, o juiz tem dito a interlocutores que ficou "consternado" com o que chama de "manifestações de raiva e intolerância" registradas nas últimas semanas.

Comente agora
13
Abr
Dilma diz estar confiante em vitória na Câmara: 'Se ganhar, vou propor um pacto'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:31h

Em conversa com um grupo de jornalistas nesta quarta-feira, 13, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff disse estar confiante em uma vitória na Câmara contra o pedido de abertura de processo de impeachment. Caso isso aconteça, Dilma vai propor um amplo pacto nacional com todas as forças políticas, inclusive da oposição. Indagada se participaria de um pacto no caso de derrota, Dilma respondeu: “Se eu perder, sou carta fora do baralho”. A presidente não deixou claro se a proposta de repactuação será apresentada após a votação do impeachment na Câmara ou no Senado. “Digo qual é o meu primeiro ato pós-votação na Câmara. A proposta de um pacto, de uma nova repactuação entre todas as forças políticas, sem vencidos e sem vencedores. Seja pós-Câmara mas também pós-Senado, sobretudo. No pós-Senado é que isso será mais efetivo”, disse Dilma. De acordo com a presidente, a proposta de repactuação vai se estender a oposição. “A oposição existe”, declarou. Às vésperas da votação na Câmara que vai selar seu destino político, Dilma recebeu os jornalistas para uma conversa em seu gabinete que se estendeu por mais de duas horas entre o final da manhã e o início da tarde, na qual falou sobre suas expectativas para os próximos dias. 

Comente agora
13
Abr
Noiva australiana quebra tradição e escolhe vestido preto pra sua festa
Postado por: Anacley Souza / 21:03h

Uma blogueira australiana chamada Sophie Cachia resolveu quebrar a tradição de usar vestido branco em casamento. Ao invés de optar pelo que a maioria das noivas escolheria, a jovem resolveu subir ao altar usando um longo preto, enquanto seu noivo, Jaryd, escolheu um terno de veludo vinho. Curioso, né? Em entrevista ao Motherish, Cachia contou que sua escolha não tinha nada a ver com a tradição de que "noivas virgens se casam de branco". "Eu nunca me vi usando um vestido daquele", revelou. "O preto é clássico e fica bem em quase todo mundo. É forte, sexy e ousado." Ela ainda revelou que a ideia inicial do look não partiu dela, e sim do marido. "Ele sugeriu que eu casasse de preto assim que ficamos noivos", disse Sophie. "Não vemos sentido em fazer algo considerado tradicional, porque nós simplesmente não somos tradicionais. Nosso casamento foi uma festança regada a muita pizza." (Glamour)

Comente agora
13
Abr
Confira as promoções da Comercial São Luís em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:00h

Comente agora
13
Abr
Dólar cai e bolsa fecha no maior nível em nove meses
Postado por: Anacley Souza / 20:55h

Em um dia de otimismo no mercado financeiro, a moeda norte-americana caiu e a bolsa de valores fechou no maior nível em nove meses. O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (13) vendido a R$ 3,48, com queda de R$ 0,015 (-0,44%). A cotação está no menor valor desde 18 de agosto do ano passado (R$ 3,46) e acumula queda de 11,87% em 2016. No mercado de ações, o índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, teve a segunda alta seguida e subiu 2,21%, para 53.150 pontos. O indicador fechou no nível mais alto desde 14 de julho de 2015. As ações da Petrobras, as mais negociadas, subiram mais de 4%. Os papéis ordinários, com direito a voto em assembleia de acionistas, valorizaram-se 4,23%, para R$ 11,83. As ações preferenciais, com preferência na distribuição de dividendos, saltaram 5,32%, para R$ 9,51. O dólar chegou a iniciar o dia em alta. Na máxima do dia, por volta das 13h, a cotação chegou a R$ 3,56, com valorização de 2%. Durante a tarde, no entanto, a cotação reverteu a tendência. Nos 20 minutos finais de negociação, a moeda passou a ser vendida abaixo de R$ 3,50, até fechar na mínima do dia. Como nos últimos dias, o Banco Central promoveu leilões de swap cambial reverso, que equivalem à compra de dólares no mercado futuro, para conter a queda da moeda norte-americana.

Comente agora
13
Abr
Após liminar contra exame, Detran diz que renovou 700 de 7,8 mil carteiras
Postado por: Anacley Souza / 20:45h

13/04/2016 20h19 - Atualizado em 13/04/2016 20h19 Após liminar contra exame, Detran diz que renovou 700 de 7,8 mil carteiras Denatran tornou obrigatório exame toxicológico para as categorias C, D e E. Justiça desobrigou Detran-BA de acatar. notificado. Do G1 BA FACEBOOK Cinco dias após a Justiça Federal da Bahia ter concedido liminar que desobriga o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a cumprir a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que motoristas façam exame toxicológico chamado "teste do cabelo", o órgão baiano diz que ainda enfrenta dificuldades para renovar ou emitir novas carteiras. Em entrevista ao G1, o diretor de Habilitação do Detran, Mário Galrão, disse que de segunda-feira (11) até esta quarta-feira (13) o órgão conseguiu renovar 700 das 7.800 carteiras de motoristas que estão pendentes após o início da exigência do Contran. A resolução do Conselho, alvo da liminar judicial, era voltada aos condutores que já têm carteira de habilitação nas categorias C, D e E - que atuam como motoristas de ônibus, caminhões e carretas -, e também para os que desejam tirar a primeira via do documento. "Eu não sei afirmar o motivo de conseguir emitir algumas carteiras e outras não. Já cheguei a mandar a liminar [com a decisão] ao Denatran e ainda estamos enfrentando problemas. Já estamos pensando em ir lá [sede do órgão em Brasília]", conta. Galrão diz que Registro Nacional dos Condutores Habilitados (Renach) apresenta um código de erro quando se tenta fazer a emissão do documento. O G1 entrou em contato com o Denatran, que informou que o órgão ainda não foi informado da liminar judicial.

Comente agora
13
Abr
MP denuncia ex-prefeito de Brumado por nomeação irregular de 245 servidores
Postado por: Anacley Souza / 20:36h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou, nesta quarta-feira (13), o ex-prefeito de Brumado Eduardo Vasconcelos (PSB) em razão de “crime de responsabilidade cometido no exercício do seu mandato de prefeito, no ano de 2009, quando nomeou 245 servidores públicos contra expressa disposição de lei”. Segundo a promotora de Justiça Lívia Sampaio Pereira, que também ajuizou ação pública por ato de improbidade administrativa contra Eduardo Vasconcelos, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) formulou representação em face do denunciado, no qual julgou que os atos de admissão de pessoal por prazo determinado, realizados pela Prefeitura Municipal de Brumado em 2009, não deveriam ser registrados por estarem irregulares. “Restou apurado no relatório do TCM que o ex-prefeito realizou processo seletivo apenas para contratação de 14 profissionais da área de saúde, de modo que os demais servidores foram admitidos sem concurso público, procedimento seletivo simplificado ou qualquer outro meio de avaliação capaz de garantir a efetivação dos princípios da impessoalidade e publicidade”, destacou a promotora de Justiça Lívia Pereira. Ela complementou que, no entanto, o processo seletivo simplificado não observou o princípio da publicidade, pois não houve publicação no site do Município, nem no diário oficial ou jornal. Na ação, o MP pede, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens do acionado no limite do valor do pedido de ressarcimento ao erário, cerca de R$ 4,3 milhões, atualizado até março de 2016. Como pedido principal, o Ministério Público requer a anulação das contratações temporárias realizadas, e a condenação do ex-prefeito ao ressarcimento integral do dano; perda da função pública, se houver; suspensão dos direitos políticos por cinco anos; pagamento de multa civil até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo acionado; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

Comente agora
13
Abr
Homem é preso com munições em bagagem no aeroporto
Postado por: Anacley Souza / 20:29h

Um homem foi preso no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, com muita munição na bagagem, informou o SPTV. Ele vinha dos Estados Unidos e já estava sendo investigado por agentes da Polícia Federal (PF). Na casa dele, a polícia encontrou armas de grosso calibre. A PF não divulgou o nome nem a foto do preso. Informou apenas que é um homem de 65 anos que já tinha sido preso uma vez por tráfico internacional de drogas e responde ao processo em liberdade. Ele embarcou em Nova York, chegou como turista, pegou as malas na esteira, mas já estava sob suspeita e foi selecionado pela Receita Federal para uma revista. O homem, que viajava bastante, teve a bagagem colocada em máquina de raios-x. Depois ela foi aberta. Dentro das malas havia nove carregadores para fuzis e metralhadoras, carregadores menores para pistolas, uma prensa para fabricação de munição e diversas cápsulas vazias de vários calibres. Além disso, o carregamento clandestino tinha dez balas .50 para fuzis (munição utilizada em diversos ataques a carros-fortes nos últimos meses). Após ser preso, os agentes foram até o apartamento dele, na Vila Nova Conceição, Zona Sul de São Paulo. Os policiais encontraram um arsenal composto por uma submetralhadora, uma escopeta, duas carabinas (uma delas com mira telescópica), uma pistola, um fuzil AR-15 e peças para montar outro fuzil. Além de balas chamadas de expansivas, que causam maior destruição quando atingem qualquer alvo.

Comente agora
13
Abr
STF: Julgamento sobre posse de Lula em ministério acontecerá no próximo dia 20
Postado por: Anacley Souza / 20:22h

O julgamento da liminar que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil acontecerá na próxima quarta-feira (20). De acordo com a Agencia Brasil, a informação foi dada pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, depois de se reunir com O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, na tarde desta quarta-feira (13). “Na verdade, eu vim confirmar com o ministro Lewandowiski se estaria realmente pautada a questão do mandado de segurança que envolve a nomeação do presidente Lula. Ele me confirmou que será votado no dia 20 e eu já o informei que há interesse da AGU em fazer manifestação oral”, disse Cardozo aos jornalistas no fim da reunião. A liminar em questão foi concedida pelo ministro Gilmar Mendes num mandado de segurança impetrado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido Popular Socialista (PPS), sob a alegação de que o objetivo do petista era obter foro privilegiado no STF e escapar do juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Comente agora
13
Abr
Casal encontra 'vômito' de baleia em praia avaliado em cerca de R$ 250 mil
Postado por: Anacley Souza / 20:13h

Um inusitado pedaço de vômito de uma baleia fez a alegria de um casal de britânicos e deixou eles ricos. Gary e Angela Williams, de Overton, Lancashire (Inglaterra), encontraram a pedra na praia de Middleton Sands. O material pode valer o equivalente a R$ 250 mil, principalmente por ser utilizado por fabricantes de perfumes. Segundo informações do 'Mirror', o casal sentiu um forte cheiro de peixe estragado e, em seguida, avistaram a pedra que é chamada de âmbar cinzento. Os dois disseram ao site que já haviam lido em um jornal sobre a substância altamente valorizada, e por isso envolveram a protuberância em um lenço e a levaram para casa. Gary pesou o item que atingiu 1,57 kg. Ele e Angela estão em negociações com potenciais compradores. A pedra, também apelidada de "ouro flutuante", leva anos para se formar. Ela é produzida pela vesícula biliar da cachalote. Depois de ser recolhido, o âmbar tem um odor parecido com o de esterco de vaca, mas vai ganhando uma fragrância mais agradável com o passar do tempo.

Comente agora
13
Abr
Dilma pode ser afastada pelo Senado no dia 12 de maio
Postado por: Anacley Souza / 20:09h

O dia 12 de maio é, por enquanto, o dia mais provável em que a presidente Dilma Rousseff pode ser afastada por até 180 dias para que o Senado avalie seu pedido de impeachment. Como avaliam diversos analistas e parte do próprio governo, se o caso chegar aos senadores é muito improvável que a presidente escape. Para tanto, é preciso que a Câmara aprove, no próximo domingo (17), o encaminhamento do processo para o Senado. Segundo a Arko Advice, consultoria de análises políticas, a partir daí, o provável cronograma dos trabalhos envolve o recebimento do pedido e do relatório da Câmara, pelo Senado, na segunda-feira (18). A comissão especial do Senado que analisará o caso pode ser instalada em 28 de abril. Estima-se que o relatório da comissão de senadores seja apresentado em 9 de maio e votado em 11 de maio. É aí que entra o dia decisivo, em que Dilma pode deixar o Palácio do Planalto pela primeira vez, desde que assumiu seu primeiro mandato, em janeiro de 2011. Qualquer que seja o resultado da votação na comissão, o que vale mesmo é a decisão do plenário do Senado. A votação deve ocorrer em 12 de maio, ou seja, daqui um mês. Se o Senado aprovar, por maioria simples, a abertura do processo de impeachment, Dilma será automaticamente afastada do cargo por até 180 dias. Se, ao final dos debates, os senadores decidirem que o pedido é improcedente, a presidente poderá reassumir o cargo. Se, porém, dois terços dos senadores apoiarem o impeachment, Dilma perderá o mandato e os direitos políticos por oito anos. (O Financiasta)

Comente agora
13
Abr
Lyoto revela uso de substância proibida e luta contra Dan Henderson no UFC on Fox 19 é cancelada
Postado por: Anacley Souza / 20:03h

O duelo peso-médio entre Lyoto Machida e Dan Henderson, que iria acontecer no próximo sábado (16), pelo do UFC on Fox 19, na Flórida (EUA), não vai mais ser realizado. Segundo um comunicado divulgado pela organização em seu site oficial nesta quarta-feira (13), Lyoto admitiu ter usado uma substância proibida pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) fora do período de competição, e por isso não estaria apto para enfrentar o veterano Hendo no card em Tampa. O comunicado da organização, porém, não divulgou qual seria a substância encontrada, mas informou que o caso aconteceu por falta de informação do brasileiro. Ainda segundo a nota, Dan Henderson - hoje com 45 anos - terá um novo combate anunciado em breve. (Tatame)

Comente agora
13
Abr
Grécia se prepara para receber papa em Lesbos
Postado por: Anacley Souza / 19:58h

As autoridades gregas preparam um forte esquema de segurança para a chegada do papa Francisco à ilha de Lesbos. O pontífice desembarcará na ilha na manhã do próximo sábado, dia 16, para se encontrar com refugiados e expressar sua "proximidade e solidariedade" com aqueles que fogem de seus países em conflito e com o povo da Grécia "tão generoso no acolhimento". Segundo a emissora pública ERT, o papa será recebido pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e voltará a Roma às 15h (7h em Brasília), embora sua agenda de compromissos ainda não tenha sido divulgada. Durante a viagem, ele estará acompanhado do patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, o que também dará a visita um caráter ecumênico. Funcionários do alto escalão da Polícia grega já viajaram à cidade de Mitilene e estão em contato próximo com os responsáveis pela segurança do papa e as autoridades locais que planejam a segurança. Segundo a ERT, Francisco não usará o 'papamóvel', e fará seus deslocamentos com as demais autoridades religiosas. O papa Francisco pretende destacar o dilema dos imigrantes que fogem da miséria e da guerra e que chegam às ilhas do Mar Egeu oriental após uma árdua viagem. "Peço, por favor, que me acompanhem com a oração, invocando a luz e a força do Espírito Santo e a materna intercessão da Virgem Maria", disse Francisco. Conforme dados oficiais, mais de 4.000 refugiados estão no Centro de Detenção de Moria e no Acampamento de Kara Tepe, sendo que mais de 1.000 são crianças, muitas desacompanhadas, e cujas condições foram denunciadas por organizações humanitárias. Só nos primeiros três meses deste ano, 375 pessoas morreram na tentativa de atravessar o Egeu, segundo dados da Organização Internacional de Migrações (OIM), um número muito superior ao do mesmo período de 2015, quando 31 faleceram. (EFE)

Comente agora
13
Abr
Déficit de combustíveis do Brasil deve quadruplicar até 2030, diz ANP
Postado por: Anacley Souza / 19:53h

A importação de combustíveis pelo Brasil deverá crescer quatro vezes até 2030 e tornar o déficit do país o maior do planeta, estimou nesta quarta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A importação média de combustíveis do Brasil poderá atingir 1,20 milhão de barris por dia (b/d) em 2030, alta de 271% ante a média registrada em 2015, de 323 mil barris por dia, disse nesta terça-feira a diretora-geral da autarquia, Magda Chambriard, em evento no Rio de Janeiro. O cenário foi calculado considerando que a refinaria do Comperj, em construção pela Petrobras no Rio de Janeiro, com muitos atrasos, não entre em operação conforme o previsto em 2023. Caso a refinaria entre em operação, a média de importações em 2030 deverá atingir 1,14 milhão de b/d. A Petrobras está em busca de um sócio para concluir as obras da refinaria do Comperj, sem sucesso até o momento. O cálculo inclui diesel A, os combustíveis do Ciclo Otto (gasolina e etanol, por exemplo), querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP) e nafta. "Vai faltar (combustíveis) e essa falta tem que ser suprida por importação... isso tem impactos na logística. O consumidor não mora no porto, mora em diversos pontos do Brasil", alertou Magda, destacando a necessidade do país aprimorar sua infraestrutura de distribuição. No caso do diesel A, a importação média brasileira deverá atingir 483 mil b/d em 2030, avanço de 313% ante a média de 117 mil b/d em 2015, considerando um cenário em que a refinaria do Comperj não entre em operação em 2023. Caso a refinaria esteja operando, as importações de diesel A do Brasil em 2030 serão de 424 mil b/d, estimou a ANP. A importação média de combustíveis do Ciclo Otto deverá atingir 408 mil b/d em 2030, alta 1.175% ante a média importada em 2015, de 32 mil b/d. Além da conclusão do Comperj, Magda destacou que o Brasil precisa de outras medidas para atingir a autossuficiência de combustíveis, como a operação máxima da primeira unidade de refino da Refinaria do Nordeste (Rnest), prevista para 2017, e a da segunda unidade, prevista para 2019. Ela acredita ainda na necessidade de construção de duas outras refinarias. Segundo Magda, o cenário de dependência externa é preocupante e demanda medidas e investimentos urgentes. "Não vamos ter muito tempo para perder nisso", disse a executiva. (Reuters)

Comente agora
13
Abr
Ciência perde 1 bilhão de reais e bolsas de estudo são congeladas
Postado por: Anacley Souza / 19:48h

Novos cortes orçamentários no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ameaçam agravar a situação da ciência nacional, com redução de recursos para bolsas e financiamento de pesquisas nas universidades. O MCTI sofreu corte de 1 bilhão de reais, uma redução orçamentária de quase 25% que fez o montante disponível cair para 3,3 bilhões de reais - o menor dos últimos 12 anos, pelo menos, em valores corrigidos pela inflação. Já o MEC perdeu 4,3 bilhões de reais, segundo os novos ajustes fiscais divulgados recentemente no Diário Oficial da União.

Consequências - Como resultado dos cortes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento do MCTI, suspendeu a concessão de bolsas no exterior por tempo indeterminado. "É uma equação muito simples. O orçamento que a gente tem dá para pagar todos os bolsistas no País e no exterior. O que não dá é para conceder novas bolsas", disse o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich. De acordo com Chaimovich, a situação é temporária e sua duração vai depender da recuperação econômica do País. "O que é certo é que o CNPq tem responsabilidade com a ciência nacional e vamos, dentro do orçamento possível, manter todos os compromissos e pagar todos os bolsistas", afirmou.

Perdas - Segundo o conselho, não há como prever quantas bolsas deixarão de ser concedidas, pois o processo funciona por demanda, o que varia ano a ano.

Comente agora
13
Abr
Temer pede separação das contas eleitorais no TSE
Postado por: Anacley Souza / 19:43h

Em manifestação apresentada nesta quarta-feira, 13, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os advogados do vice-presidente Michel Temer pedem aos ministros da corte que julguem as contas dele da última eleição separadamente da apresentada pela presidente Dilma Rousseff. “Nós estamos requerendo ao tribunal que, no momento do julgamento das ações, se façam a devida apuração e a separação das responsabilidades daquilo que está posto nas ações”, afirmou à reportagem o advogado de Temer, Gustavo Mendes. “Já que houve a separação de movimentação financeira, o vice-presidente não é acusado de absolutamente nada. Ele está nas ações como eventual beneficiário dessas condutas praticadas pelo PT e a presidente”, acrescentou. Atualmente, tramitam no TSE quatro ações do PSDB contra o mandato de Dilma e de Temer. Após decisão tomada em março pelo presidente do Tribunal Superior, ministro Dias Toffoli, todas passaram a ficar sob a relatoria da ministra Maria Thereza de Assis Moura. Todas serão reunidas na primeira ação protocolada, uma investigação judicial. Por causa disso, a ação de impugnação perderá o sigilo. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
13
Abr
Capital: Homem se afoga ao tentar nadar em lagoa no bairro do Stiep
Postado por: Anacley Souza / 19:36h

Um homem morreu quando tentava nadar em uma lagoa localizada no bairro do Stiep. Segundo testemunhas, o fato aconteceu por volta das 16h. A vítima, que não teve a identidade revelada, estava pescando com um amigo na Lagoa dos Frades, quando foi tentar atravessá-la e acabou se afogando. Agentes da Guarda Municipal solicitaram o apoio do Corpo de Bombeiros para solicitar o resgate da vítima. Uma equipe de mergulhadores foi enviada ao local, mas só conseguiu resgatar o corpo do rapaz após muito tempo, diante da dificuldade por conta da ausência de visibilidade da água.

Comente agora
13
Abr
Comercial São Luís completa 75 anos em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:33h
Um comentário
13
Abr
Zilu está internada em hospital de São Paulo
Postado por: Anacley Souza / 19:29h

Zilu está, já há alguns dias, internada no Hospital Sírio-Libanês, localizados em São Paulo. De acordo com informações do colunista Léo Dias e confirmadas pelo Ego, ela foi ao hospital depois que sentiu fortes dores no queixo. O colunista revelou que ela passou por uma bateria de exames e os médicos descobriram que ela estava com uma infecção bacteriana na prótese de silicone que possui no queixo. Uma fonte do Ego contou que ela está evitando falar e ainda sente muitas dores no local. Zili deve passar por uma cirurgia em breve. Os médicos preferiram que ela ficasse internada para que recebesse o tratamento adequado.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com