As comentadas


Boa tarde , Sábado, 30/07/2016








Enquete



Reflita

Blog

21
Jun
Conselho descarta abuso de ex-procurador em inquérito sobre Lula
Postado por: Anacley Souza / 19:47h

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) acolheu parcialmente um pedido de providências feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a conduta de um ex-procurador do Ministério Público Federal em Brasília. Em decisão unânime, o plenário do colegiado reconheceu a reclamação dos advogados sobre a dificuldade de acesso aos elementos do inquérito da Procuradoria da República no Distrito Federal que investiga se o ex-presidente praticou tráfico de influência junto ao BNDES em favor de construtoras. A defesa apontava ainda a ocorrência de outras duas supostas irregularidades cometidas pelo ex-procurador Douglas Kirchner, que já foi demitido do órgão sob acusação de ter consentido e participado de agressões a uma mulher em 2014. Os advogados de Lula levantaram suspeitas de que o ex-integrante da Procuradoria vazou a investigação sigilosa para a revista "Época", além de ter manipulado a distribuição do inquérito internamente para permanecer à frente do caso, que, na avaliação da defesa, deveria ter migrado para o gabinete de outro procurador. O plenário do CNMP, porém, rechaçou as duas últimas reclamações dos representantes de Lula. Os conselheiros argumentaram não haver qualquer prova de que o ex-procurador tenha repassado informações ao veículo de comunicação. Quanto ao processo de distribuição, entenderam que não foram encontrados indícios flagrantes de manipulação e, por isso, não cabe ao CNMP interferir sobre o tema. O relator do pedido de providências, conselheiro Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho lembrou que, após a publicação da reportagem pela revista, o próprio integrante do Ministério Público solicitou uma investigação sobre o vazamento do material sigiloso. "Acusá-lo [o ex-procurador] porque ele era responsável pelos feitos é desproporcional. E o próprio procurador pediu para instaurar procedimento para apurar o vazamento", sustentou. Com informações da Folhapress.

Comente agora
21
Jun
Una: Força-tarefa liberta trabalhadores em condições análogas à escravidão
Postado por: Anacley Souza / 19:39h

Uma força-tarefa composta pelo Ministério do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) libertou três homens que eram mantidos em condições análogas à escravidão na zona rural de Una, Litoral Sul, nesta segunda-feira (20). Os trabalhadores, que não tinham as carteiras assinadas, haviam sido contratados há pelo menos sete anos por Gilson Muniz Dias, dono da Fazenda Eldorado, para colheita de cacau. De acordo com o auditor-fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, Daniel Fiuza, os funcionários recebiam R$200, 00 por mês e o salário estava atrasado há seis meses. Além disso, os homens dormiam em instalações sem banheiro, luz elétrica, água encanada e camas. A água utilizada pelo grupo era retirada de um riacho em galões descartáveis de agrotóxicos. O relatório da fiscalização realizada será encaminhado à Polícia Federal (PF), e ao Ministério Público Federal (MPF), que já foram acionados para investigar o caso. O alojamento foi interditado pelos auditores e as atividades no local só poderão ser reiniciadas após a correção das irregularidades. Os trabalhadores foram encaminhados à residência de parentes no distrito de Villa Brasil.

Comente agora
21
Jun
Prévia da inflação é a menor para o mês de junho desde 2013
Postado por: Anacley Souza / 19:26h

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), desacelerou de maio para junho, fechando em 0,4%, menos da metade do índice de maio (0,86%) e o menor IPCA-15 desde junho de 2013, quando foi de 0,38%. Os dados do IPCA-15 - uma prévia da inflação oficial do País para junho - foram divulgados nesta terça-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a desaceleração do indicador em relação a junho, o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado Especial (IPCA-E) - que é o IPCA-15 acumulado por trimestre (no caso, abril, maio e junho), fechou em 1,78%, quase 1 ponto percentual (0,9%) abaixo da taxa de 2,68% de igual período de 2015. O resultado faz com que a taxa acumulada no primeiro semestre do ano seja de 4,62%, bem abaixo dos 6,28% do primeiro semestre do ano passado. O IBGE ressalta, ainda, o fato de que, considerando os últimos 12 meses, o índice caiu 0,64 ponto percentual, para 8,98%. Nos doze meses encerrados em maio, a taxa era de 9,62%. Em junho de 2015, havia sido de 0,99%. A queda do IPCA-15 em junho reflete retração nos preços da maioria dos grupos de produtos e serviços com destaque para Saúde e Cuidados Pessoais (1,03%), Alimentação e Bebidas (0,35%) e Transportes, este último fechando com deflação (inflação negativa) de 0,69%. (Agência Brasil)

Comente agora
21
Jun
Ilhéus: Fazendeiros acusam índios de incendiar 20 hectares de terra
Postado por: Anacley Souza / 19:17h

Produtores rurais do município de Ilhéus, no sul da Bahia, acusam índios tupinambás de terem incendiado cerca de sete fazendas da região. O caso aconteceu no último final de semana, na localidade de Santaninha. Na manhã desta terça-feira (21), os produtores prestaram queixa na Polícia Ambiental da cidade. De acordo com os produtores, duas casas e pelo menos 20 hectares de pasto foram queimados. A área corresponde a aproximadamente 23 campos de futebol. Seis índios da tribo babau teriam participado da ação. As fazendas incendiadas ficam localizadas em uma região de conflito entre índios e fazendeiros. De acordo com os produtores, muitos deles foram obrigados pelos índios a deixar a área. O advogado da comunidade indígena, Valdir Farias, disse que não tem informações sobre o assunto. (G1 Bahia)

Comente agora
21
Jun
MP apura se fraude no Samu causou a morte de pacientes
Postado por: Anacley Souza / 19:11h

O Ministério Público de Goiás está investigando se a fraude no encaminhamento de pacientes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) particulares pode ter causado a morte de pacientes, na Grande Goiânia. Segundo as investigações, em alguns casos, o estado de saúde era agravado para provocar a internação nos hospitais. Durante a operação, batizada de “SOS Samu”, foram presas 21 pessoas. Entre os detidos estão um membro da diretoria do Samu e donos de UTIs. Segundo o MP, o foco eram pacientes que tinham plano de saúde. Após ser feito o atendimento de urgência pelo Samu, os socorristas entravam em contato com a central de regulação , responsável por controlar o encaminhamento das vagas das UTIs. Ao invés de mandar o paciente a algum hospital vinculado ao SUS, encaminhavam para unidades particulares. Com isso, as UTIs ficavam cheias de pacientes, garantindo lucro para os médicos e donos dos leitos. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organização (Gaeco) diz que, em alguns casos, os médicos tomaram ações que colocaram em risco a saúde dos pacientes. “Um paciente que precisava de glicose e não foi ministrado. Foi dada medicação para induzir o coma, para que ele fosse internado”, disse o coordenador da divisão, Luis Guilherme Gimes.

Comente agora
21
Jun
Resultado do Universidade para Todos é divulgado; cursinho oferece 12.825 vagas
Postado por: Anacley Souza / 19:03h

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulga nesta terça-feira (21) no portal da Educação o resultado das 12.825 vagas do curso preparatório Universidade para Todos (UPT). As aulas do cursinho, voltadas para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), serão realizadas em Salvador e em mais 177 localidades nos 27 territórios de identidade do estado. A matrícula será aberta entre os dias 5 e 8 de julho, no local e turno escolhido pelo candidato. As aulas começam já no dia 5. “O projeto Universidade para Todos é uma parceria que fortalece a relação da Secretaria da Educação com as nossas universidades estaduais. Para além da pesquisa e do ensino de excelência que as universidades têm, este projeto demonstra bem o potencial das estaduais também na extensão, pois é um serviço de grande relevância, na medida em que beneficia nossos estudantes, na preparação para o ingresso ao Ensino Superior”, comenta o secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, os seguintes documentos, acompanhados de cópia, como RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. Se for menor, a matrícula deve ser feita pelos pais ou responsáveis. Em 2016, 22.281 se candidataram às vagas. Podem concorrer alunos e egressos das redes públicas estadual e municipal de ensino.

Comente agora
21
Jun
Hospital Municipal de Irecê é inaugurado nesta segunda-feira (21)
Postado por: Anacley Souza / 18:55h

Foi reinaugurado na segunda-feira (20), em Irecê, o Hospital Municipal Josefa Ismael Sobral, dia que fica gravado na história da cidade. Fechado desde 2008, o que sobrecarregou a rede de Saúde da cidade, o Hospital Municipal era um desejo antigo da população e uma das principais bandeiras da gestão Luizinho Sobral (PTN). Com planejamento e responsabilidade, a Prefeitura de Irecê conseguiu concretizar esse grande sonho. “Hoje é um dia histórico em nossas vidas. Graças a Deus e ao empenho da nossa equipe, conseguimos devolver à população o Hospital Municipal, que nunca deveria ter sido fechado”, disse, sob aplausos, o prefeito Luizinho Sobral. Quem também marcou presença no evento foi Jose fa, a primeira criança que nasceu no antigo Hospital, quando a cidade era administrada pelo saudoso Luiz Sobral. O Hospital Municipal chega para reforçar a Rede de Saúde de Irecê – que já conta com Unidades de Atendimento Básico, UPA, Casa de Parto e Central de Regulação do SAMU 192. A festa foi animada pela Orquestra Fred Dantas (de Salvador, uma das mais prestigiadas do Brasil) e da Filarmônica de Irecê, que executou um repertório variado. Também marcaram presença no evento o deputado Ângelo Coronel, prefeitos da região,vereadores e secretários municipais.

Comente agora
21
Jun
Mais de 500 mil carros devem passar pelas BR's 324 e 116 no São João
Postado por: Anacley Souza / 18:47h

Mais de meio milhão de carros devem passar pelas rodovias Engenheiro Vasco Filho, na BR-324, e Santos Dumont, na BR-116, em Feira de Santana, no feriado de São João, segundo estimativa divulgada pela Via Bahia, concessionária que administra a rodovia. De acordo com a empresa, o aumento do fluxo de veículos deve ocorrer a partir das 12h da quinta-feira (23) e até as 12h da segunda-feira (27). Nesse período, a concessionária vai realizar uma operação para intensificar as fiscalizações nas rodovias. A ação será feita em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e será coordenada pelo Centro de Controle Operacional (COC), que identifica as ocorrências através de câmeras de monitoramento (CFTV) e das viaturas de inspeção. Ainda conforme a concessionária, os motoristas podem ter informações sobre o movimento da rodovia em tempo real, por meio das redes sociais da Via Bahia. Em caso de problemas, a concessionária pode ser acionada pelos telefones 0800-6000-324, para a BR-324, e 0800-6000-116, para a BR-116. Ao longo das rodovias, estarão disponíveis Bases dos Serviços de Atendimento aos Usuários (SAUs), equipadas com banheiros femininos e masculinos e banheiros para portadores de necessidades especiais.

Comente agora
21
Jun
Riachão do Jacuípe: prefeita e ex-prefeito são acusados por improbidade administrativa
Postado por: Anacley Souza / 18:35h

O Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana ajuizou ação civil pública contra a prefeita e um ex-prefeito de Riachão do Jacuípe. Segundo o órgão, Tânia de Matos e Lauro Carneiro não prestaram contas de verbas repassadas ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2011, o que configura ato de improbidade administrativa. De acordo com a denúncia o FNDE repassou o valor de R$601.920,00 para a compra de veículos de transporte escolar. O caso ocorreu em 2011, quando Carneiro ainda exercia seu mandato de prefeito. O prazo inicial para prestar contas, abril de 2012, foi prorrogado por mais um ano pelo Fundo, o que fez com que a responsabilidade passasse para a gestão de Tânia, que assumiu o mandato em janeiro de 2013. Samir Cabus Nachef Júnior, procurador da República responsável pelo caso, entendeu que o dever também se estende à prefeita atual, porque a prestação de contas cabe à gestão do município e não à pessoa individual do gestor. O MPF requereu que os acusados tenham os direitos políticos suspensos, sejam proibidos de contratar com o Poder Público e também de obter benefícios ou incentivos fiscais ou de créditos, de acordo com o art. 12, inciso III, da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).(Bahia Notícias)

Comente agora
21
Jun
Prêmio da Quina de São João aumenta e pode chegar a R$ 140 milhões
Postado por: Anacley Souza / 18:29h

O sorteio da Quina de São João pode pagar um prêmio de R$ 140 milhões para quem acertar os cinco números do concurso 4.114 nesta sexta-feira (24), segundo estimativa da Caixa Econômica Federal (CEF). O sorteio ocorrerá às 20h (horário de Brasília), em Campina Grande, na Paraíba (PB). De acordo com a Caixa, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 915 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá montar uma frota de 215 carros esportivos de luxo ou adquirir 70 imóveis de R$ 2 milhões cada. Durante esta semana, não serão realizados outros concursos da modalidade, apenas o da Quina de São João. Todas as apostas realizadas durante esta semana serão direcionadas ao sorteio especial de sexta-feira.  As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio (24), em qualquer lotérica do país. A aposta simples, com 5 números, custa R$ 1,50.

Probabilidades:  Para fazer a aposta, basta escolher de 5 a 15 números, entre os 80 disponíveis. São seis sorteios semanais, de segunda-feira a sábado, sempre às 20h. O apostador que acertar 5, 4, 3 ou 2 números, recebe o prêmio da respectiva faixa. Ao apostar, o cliente pode ainda optar pela Surpresinha, quando o sistema escolhe os números por ele, e ainda concorrer com o mesmo jogo por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos consecutivos com a Teimosinha.

Comente agora
21
Jun
Capital: Grupo invade prédio da Oi e assalta funcionários no Engenho Velho da Federação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:21h

Um grupo de criminosos invadiu o prédio da Oi e assaltou os funcionários da empresa na manhã desta terça-feira (21) no bairro do Engenho Velho da Federação. Segundo informações da Central de Polícia, os trabalhadores afirmaram que seis pessoas armadas entraram pelos fundos do imóvel, na Rua Rômulo Serrano. O grupo evadiu do local logo depois de roubar os funcionários. Uma equipe da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atendeu a ocorrência, mas ainda não localizou os autores do crime.

Comente agora
21
Jun
Laura Keller e o marido, Jorge Souza, estrelam ensaio de moletons
Postado por: Anacley Souza / 18:18h

Em clima de descontração e sensualidade, Laura Keller e o marido, Jorge Souza, estrelam um ensaio fotógrafo em que aparecem usando apenas moletons e colocando as pernas de fora. Nos bastidores, os dois aproveitaram para falar sobre a relação. " Acho a Laura Sensual com qualquer tipo de roupa, de pijama, de lingerie, de roupa justa, roupa larga e até com uma camisa minha. (risos) Minha mulher é linda por dentro e por fora! " derreteu- se ele. "Somos bem moleques! Esse ensaio foi bem a nossa cara. Brincalhão, pé no chão e sempre com uma pitada de sensualidade. Somos assim o tempo todo. Acho que esse tempero é o grande barata do nosso relacionamento", disse ela.

Alimentação saudável: Laura, de 29 anos, contou em recente entrevista, seus segredos de beleza. "Tenho uma Alimentação saudável, como de tudo, coisas que as pessoas torcem o nariz eu adoro, tipo jiló, abobrinha, berinjela. Como pouco sal e nunca açúcar! Minha dieta prioriza proteínas carnes, ovos... Nada de pão nem farináceos. No treino eu faço musculação, crossfit, treino funcional na praia, corro, patino, danço (risos). Gosto de variar pra não ficar entediada", explica ela.

'Relacionamento de supresas': Recentemente, a loira posou com o namorado - o empresário Jorge Souza - em clima de dia dos namorados e falou sobre o relacionamento. "Vivemos um relacionamento intenso e as surpresas entre nós acontecem o tempo todo. Gostamos de celebrar as datas importantes pra nós! Vale surpreender sim! Temos uma energia mágica que estamos aprendendo a administrar, senão a gente explode (risos)", disse ela.

Comente agora
21
Jun
Sob protestos, cidade chinesa começa o maior festival de carne de cachorro do mundo
Postado por: Anacley Souza / 18:14h

A cidade de Yulin, no sul da China, deu início a seu festival anual de carne de cachorro nesta terça-feira apesar da oposição de ativistas de direitos dos animais. Os protestos contra o festival tornaram-se globais e o governo chinês cobrou dos políticos locais medidas para manter o evento discreto, para o descontentamento dos moradores de Yulin. O festival, o maior do gênero na China e no mundo, é um dos motores econômicos da cidade. Milhares de cães devem ser mortos para serem consumidos durante o festival. Neste mês, os ativistas entregaram às autoridades de Pequim uma petição com 11 milhões de assinaturas protestando contra a celebração, que dizem ser cruel. Neste ano, ativistas pretendem comprar os animais expostos no mercado central da cidade para evitar que os cachorros acabem nas grelhas e churrasqueiras durante o festival. "Os cães sãos os melhores amigos do homem, os mais leais. Como podemos comer nossos amigos?", questionou Yang Yuhua, um ativista de direitos dos animais que voou de Chongqing, cidade do sudoeste chinês, para comprar alguns dos animais vendidos no festival deste ano. Yang gastou mais de 1.000 iuanes (600 reais) para adquirir dois cachorros enjaulados no mercado. Mesmo com a presença dos ativistas, os vendedores dizem que esperam fazer bons negócios este ano. "São muitas, muitas pessoas que gostam de comer carne de cachorro. É um hábito", disse o vendedor Zhou. (Reuters)

Comente agora
21
Jun
'Não renunciei e não tenho o que delatar', diz Cunha
Postado por: Anacley Souza / 18:06h

O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta terça-feira, 21, em entrevista coletiva, que sua posição de não renunciar ao comando da Casa “não mudou nem uma vírgula”. O peemedebista negou intenção de renunciar ou de fazer uma delação premiada neste momento. “Não renunciei e não tenho o que delatar”, afirmou. Ele disse que não pretende colaborar com a Justiça pois não cometeu qualquer crime. Cunha não respondeu, contudo, se descarta totalmente a tese de renúncia ou delação no futuro. Afastado da presidência da Casa desde 5 de maio, o peemedebista afirmou que a situação da Câmara, que está sendo presidida interinamente pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA), causa “desconforto a todos”. “Inclusive a mim”, afirmou o parlamentar. Cunha disse também que vai recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da decisão de Maranhão de retirar consulta do colegiado que, se aprovada, abriria a possibilidade de mudar no plenário da Casa a cassação aprovada pelo Conselho de Ética por uma pena mais branda. O presidente afastado da Câmara também negou que tenha sido favorecido por Maranhão em outras decisões consideradas favoráveis a ele.

Comente agora
21
Jun
Câmara aprova aumento de participação de estrangeiros em empresas aéreas
Postado por: Anacley Souza / 17:58h

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a elevação para 100% do limite de participação estrangeira em companhias aéreas brasileiras. A aprovação ocorreu por meio de emenda à medida provisória 714. Inicialmente, a MP elevava o limite de participação estrangeira para 49%, mas com a aprovação da emenda, o texto aprovado pelos deputados passa a permitir participação externa de 100% nas empresas do setor. A matéria ainda precisa ser analisada no Senado. O aumento da participação estrangeira nas empresas aéreas do país era uma bandeira da equipe do presidente interno Michel Temer mesmo antes de ele assumir a Presidência. Hoje, a participação dos estrangeiros está limitada a 20%. Após a aprovação na Câmara, as ações da Gol subiram na Bovespa. Às 14h15, os papéis da companhia, que estavam em baixa, passaram a avançar 2,2%. (Reuters)

Comente agora
21
Jun
'Erramos', diz Rio 2016 após morte de onça presente em tour da Tocha
Postado por: Débora Ayane / 17:56h

A organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 se pronunciou nesta terça-feira (21) sobre a morte da onça Juma, abatida após participar do revezamento da Tocha Olímpica no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs). "Erramos ao permitir que a Tocha Olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado", admitiu o comitê.Em nota divulgada em sua página no Facebook, a Rio 2016 disse que o ocorrido "contraria as crenças e valores" da organização. Veja a íntegra da nota:

Erramos ao permitir que a Tocha Olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores.Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha. Garantimos que não veremos mais situações assim nos Jogos Rio 2016.

Entenda o caso

Comente agora
21
Jun
Globo tem pior audiência do Brasileirão com Flamengo e São Paulo
Postado por: Débora Ayane / 17:52h

Flamengo e São Paulo se enfrentaram no último domingo, em Brasília, em jogo que, devido à envergadura de ambos os clubes, prometia grande audiência para a Globo nas capitais paulista e fluminense. Segundo o site Máquina do Esporte, no entanto, a partida registrou a pior audiência do Brasileirão 2016 em São Paulo: a média foi de 20 pontos, com 37% dos televisores ligados no jogo. Embora ruim, o desempenho torna-se razoável quando comparado à media de 2015 dos jogos aos domingos na capital paulista: 21 pontos. No Rio de Janeiro, a partida de domingo foi um pouco melhor, com 23 pontos de média e participação de 42% das televisões. O desempenho ruim sucedeu uma quebra de recorde no Rio por parte do Flamengo, que, na última quarta-feira, bateu 28 pontos de média no confronto contra o Cruzeiro. Em São Paulo, cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados - no Rio, a 42.292. Em ambos os casos, a abrangência é a região metropolitana.

Comente agora
21
Jun
Governo da Bahia adota novo sistema para cotação de preços
Postado por: Anacley Souza / 17:50h

O Governo do Estado da Bahia adotou um novo programa de informática para fazer cotação de preços que vai diminuir os valores das compras públicas em cerca de 10%, por se basear em preços reais, praticados pelo mercado. O sistema vai reunir as notas fiscais eletrônicas emitidas por empresas privadas e órgãos públicos para estabelecer o preço referencial, usado como parâmetro nas compras do Estado. O decreto instituindo a nova ferramenta, foi publicado na edição de segunda-feira do Diário Oficial do Estado. As notas fiscais eletrônicas emitidas em todo o Estado vão abastecer um grande banco de preços, que servirá como base na aquisição de produtos de uso específico, como materiais hospitalares e equipamentos para área da segurança. Anteriormente, o preço referencial era estabelecido por meio de cotação feita pelo Estado. Agora, também vão ser usados como parâmetro os preços das notas ficais. A medida foi resultado de uma parceria entre o Governo da Bahia e o Estado do Amazonas, que desenvolveu o sistema de informática para utilização das notas fiscais eletrônicas. O governo do Amazonas cedeu o sistema de computador por meio de um convênio assinado com as secretarias da Administração e da Fazenda, sem custo para a Bahia. A Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) realizou adaptações no sistema para adequá-lo às necessidades locais.

Comente agora
21
Jun
Justiça bloqueia bens do prefeito da cidade de Cocos por dano ao erário
Postado por: Débora Ayane / 17:49h

Os bens do prefeito da cidade de Cocos, Alexnaldo Correia Moreira (PP), conhecido como Dr. Alex, foi bloqueado pela Justiça de Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado, por improbidade administrativa por dano ao erário. Além do prefeito, mais três pessoas tiveram seus bens indisponíveis: Renilson Caetano Ferreira, Cícero Pereira Viana e Manoel Francisco de Oliveira. O decreto, em caráter liminar, dado pela juíza Danila Gonçalves de Almeida, estabelece o bloqueio dos bens no valor de R$ 146.429,57.

Comente agora
21
Jun
Desde o pico em 2012, Oi encolheu mais de R$ 20 bilhões na Bovespa
Postado por: Débora Ayane / 17:34h

A Oi, que na véspera entrou com um pedido de recuperação judicial, encolheu mais R$ 20 bilhões em valor de marcado na Bovespa em pouco mais de 4 anos, segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica.No auge, registrado em 30 de abril de 2012 (ainda antes do anúncio de fusão com a Portugal Telecom), a Oi estava avaliada na bolsa brasileira em R$ 21,3 bilhões, segundo a Economatica. A companhia encerrou o pregão de segunda-feira (20) com valor de R$ 809 milhões ante R$ 1,55 bilhão no final de 2015.Atualmente, a empresa com maior valor de mercado na Bovespa é a Ambev, avaliada em cerca de R$ 300 bilhões.No ano, as ações da Oi acumulam queda de mais de 50% na bolsa. Nesta terça-feira, os papéis da operadora operam em forte queda, chegando a cair 30%.As ações da Oi seguem trajetória de desvalorização desde 2012. Os papéis preferenciais (com preferência na distribuição de dividendos) acumularam nos últimos 3 anos quedas anuais de 49% (2013), 76% (2014) e 77% (2015). Já os ordinários (que dão ao acionista direito a voto em assembleias) tiveram perdas anuais de 54% (2013), 74% (2014) e 73% (2015).As ações da Oi encerraram o ano passado cotadas a R$ 2,40 (ON) e a R$ 1,95 (PN). Na véspera, fecharam a R$ 1,26 e a R$ 0,99, respectivamente. Nesta terça-feira, chegaram a ser negociadas a R$ 0,98 e a R$ 0,78, na mínima da manhã.Ainda segundo a Economatica, 163 fundos acumulam um total de R$ 521,6 milhões em exposição à ativos da Oi.

Recuperação judicial

Comente agora
21
Jun
Apresentadora Sabrina Parlatore revela luta contra câncer de mama: 'Estava muito fragilizada'
Postado por: Débora Ayane / 17:25h

A apresentadora Sabrina Parlatore revelou nesta terça-feira (21), durante o programa 'Morning Show' da rádio 'Jovem Pan' que está com câncer de mama. Aos 41 anos, a apresentadora falou um pouco sobre como se sentiu ao descobrir sobre a doença. “Deixa eu revelar, né? Um ano atrás fui diagnosticada com câncer de mama. Graças a Deus, em estágio inicial, então deu tudo certo. Resolvi esperar o tratamento todo para poder falar, estava muito fragilizada, então agora eu tenho mais condições de falar e poder refletir. E principalmente poder ajudar as pessoas”, contou ela bastante emocionada. O entrevistador do programa, Edgar Piccoli, também falou sobre a doença de Parlatore. “Parece que nunca vai chegar próximo da gente, nunca vai acontecer com a gente, e quando você revelou aquilo pra mim, falei: ‘Caramba, uma pessoa tão querida, tão próxima da minha convivência durante tantos anos...e taí, é uma realidade", disse.


(Foto: Reprodução/Instagram)

Os dois foram parceiros durante muitos anos na emissora MTV. Sabrina também falou sobre a necessidade de compartilhar essa notícia com outras pessoas. “No início eu não queria falar, pensava que nunca iria revelar, pois é uma coisa íntima. Como uma micose no pé... Vou ficar falando: ‘Olha, gente, tô com uma micose!’. Mas com o passar do tempo, a experiência, tudo que vivi, senti o dever, como figura pública, de dividir essa experiência com todas as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, dos exames preventivos", contou.

Comente agora
21
Jun
Participe da Campanha Top Line
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:25h

Comente agora
21
Jun
Entrou água: Vitória fala em "dificuldade" para trazer Escudero
Postado por: Débora Ayane / 17:20h

A novela Escudero pode não ter um final feliz. A diretoria do Vitória informou que a negociação com o meia está difícil no momento. O Puebla do México teria interesse na permanência de Escudero e estaria dificultando a negociação entre o atleta e o rubro-negro. Sem definição, o Vitória segue com sua penúria num setor tão importante para qualquer equipe do futebol brasileiro, o meio-campo. Flávio até tem se esforçado, mas não pode assumir tamanha responsabilidade. Leandro Domingues, apesar de ter qualidade com a bola no pé, não está em condições físicas de ser titular da equipe. Enquanto isso, a torcida segue pedindo contratações.

Comente agora
21
Jun
Sem fiscalização, flanelinhas exploram indevidamente espaços públicos em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:16h

Você sai de casa cedo na esperança de encontrar uma vaga para estacionar. Hoje foi um dia de sorte, “olha a vaga ali”, você pensa e já respira aliviado. Até que o flanelinha, como são conhecidos os “guardadores de carros”, chegam e exigem um valor para “guardar” o seu veículo. A realidade citada acima é muito comum em grandes centros urbanos e vivida constantemente pelos santo-antonienses. Os flanelinhas dividem os espaços entre si e cada um deles seguem para o seu dia de organizar a ocupação e desocupação das vagas, cobrando por esse “serviço”. Em Santo Antônio de Jesus, existe uma lei municipal que deixa clara a proibição dessas atividades. “Art. 1° - É proibida a atividade de guardadores de veículos, “flanelinhas”, ou semelhantes, nas ruas e locais públicos, no âmbito do Município de Santo Antônio de Jesus. ” LEI MUNICIPAL Nº 1205, em vigor desde 2013.

Porém esta Lei não é cumprida como deveria no município. Motoristas como o Sr. Teixeira, autônomo, enfrenta dificuldades diariamente para estacionar seu veículo e quando encontra uma vaga tem que pagar por ela. “Apesar de não ter obrigação de pagar, a forma como eles cobram na saída, ao bater na janela do meu carro, me deixa intimidado e estão sempre rondando o veículo. Além disso, em muitas ocasiões eles brigam entre si para ver quem tem o direito de receber o valor”. Conclui.

2 comentários
21
Jun
Pedreiro, suspeito de tráfico de drogas é preso no município de Laje
Postado por: Débora Ayane / 17:12h

Na noite da última segunda-feira (20), por volta das 17h a Polícia Militar (PM) do município de Laje realizava rondas na conhecida Rua da Ladeira. Segundo informações da PM, um rapaz foi avistado em atitude suspeita e então foi realizada a abordagem, identificado como Sandoval Mota dos Santos, ele carregava consigo 12 petecas de maconha. Sandoval foi preso e encaminhado para a Delegacia da cidade para a tomada das medidas cabíveis.

Redação Voz da Bahia/Foto: PM

Comente agora
21
Jun
Nesta quarta-feira acontece o primeiro sorteio da campanha junina de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:11h

As Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus, realizarão nesta quarta-feira (22) de junho, na praça Renato Machado a partir das 17h o primeiro sorteio da Campanha Junina “São João de Prêmios”- campanha promocional vigente desde o dia 16 de maio. Neste primeiro sorteio, os consumidores do Comércio mais barato da Bahia, poderão ganhar 01 caminhão de prêmios, 3 Tv’s de 39“, 3 notebooks ou 5 smatphones, totalizando 12 prêmios. Todos os anos, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus, movimenta o comercio no mês de junho com a campanha junina, sucesso esse que atrai consumidores de várias cidades e até de outras regiões. Para concorrer aos prêmios, os consumidores terão que realizar compras nas empresas participantes da campanha durante o período de vigência da mesma. A cada R$ 50,00 em compras, o cliente terá direito a um cupom. Esse ano a campanha tem duração de 45 dias e se encerra no dia 30 de junho de 2016. Foram distribuídos mais de 2 milhões de cupons para todo o comércio. Portanto, você consumidor, aproveite o São João de Prêmios do Comércio Mais Barato da Bahia, faça suas compras e concorra aos prêmios.

Comente agora
21
Jun
Torcedores do E.C.Bahia de Nazaré doam sangue no HEMOSAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:06h

 

Nesta terça-feira (21), recebemos aqui no HEMOSAJ um grupo de torcedores do Esporte Clube Bahia que integram a torcida organizada “TricoNaza” (Nazaré-Bahia) com o intuito de doarem sangue, contribuindo na melhoria dos estoques de sangue para o período junino.

Para ser um doador:

Condições Básicas

• Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg;

• Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Comente agora
21
Jun
Após prisão da mãe da criança, suspeito de estuprar enteada é preso em Laje
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:00h

Acusado de estuprar a enteada de seis anos, o lavrador Clemilton de Jesus Santos, conhecido como Tita, de 30 anos, teve o mandado de prisão temporária cumprido, nesta terça-feira (21). O suspeito compareceu à DT (Delegacia Territorial), da cidade de Laje, 209 km da capital, acompanhado de dois advogados, e negou em depoimento que tenha estuprado a enteada. A mãe da criança e sua companheira, Maria Claudia de Jesus Santos, também lavradora, foi presa na semana passada pela equipe da DT/Laje, acusada de ser conivente com os abusos à criança. Residente no povoado de Areia Fina, Tita decidiu se apresentar na delegacia depois de ficar sabendo que a polícia estava fazendo diligências na região com o intuito de localizá-lo.

Entenda - A criança havia se queixado de dores na região íntima à professora, que, ao questioná-la sobre o que havia ocorrido, descobriu que ela fora abusada mais de uma vez pelo padrasto. O Conselho Tutelar de Laje foi informado sobre a situação e fez a denúncia. O resultado do exame de corpo delito confirmou o estupro. Maria Cláudia, que já tinha mandado de prisão preventiva em aberto, negou saber dos abusos. O casal agora encontra-se custodiada na carceragem da unidade policial à disposição da justiça.

Comente agora
21
Jun
Gestor fala como será realizado trabalho da Coelba durante o São João de S. A. de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 16:59h

O gestor regional da Coelba sede em Santo Antônio de Jesus, Irisvaldo Mascarenhas falou por meio de rádio local nesta terça-feira (21), como será a frente de trabalho da Coelba e segurança neste período junino. Segundo ele, a Coelba tem realizado várias ações no município e recôncavo, foram feitas reuniões, parcerias com o município e órgãos responsáveis, onde foram discutidos estrutura e os principais pontos de segurança que deverão ser cumpridas para garantia de um São João tranquilo. A partir das reuniões focadas no projeto foram discutidas instalações corretas de equipamentos, bandeirolas, portais, toldos e todos os cuidados foram bastante debatidos. No último sábado houve três apresentações do grupo de teatro “Quadrilha Elétrica” da Coelba na Praça Renato Machado, cujo objetivo era falar da segurança de uma forma lúdica, em peça de teatro para fácil entendimento e bem aceita pela população, “foi muito satisfatório ver aquele público lá na praça, agradecemos a todos que compareceram, pois, falar de segurança sempre será um item importante nessas festas em que participamos”, falou. Erisvaldo recomenda que as pessoas não joguem serpentina na rede elétrica, não instale enfeites de São João próximo as redes, a solicitação do órgão deve ser antecipada para fiscalização e averiguação se o local está dentro dos padrões de segurança. Quanto as crianças e fogos de artificio, os pais devem garantir que os fogos serão queimados em um local longe da rede elétrica, conforme Mascarenhas, durante o São João a Coelba mantém uma equipe em disposição para os alertas, “convoco a toda população a qualquer tipo de incidência que venha a acontecer, entre em contato com o 0800 071 08000 para que a Coelba chegue rápido no local e seja atendido com segurança”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
21
Jun
Ingerir suplemento de vitaminas sem acompanhamento pode ser prejudicial
Postado por: Débora Ayane / 16:45h

O hábito de tomar suplementos vitamínicos regularmente pode ser prejudicial para a saúde. Além de poder exceder a dose diária recomendada de um micronutriente (aumentando a sua toxicidade), os suplementos vitamínicos não têm uma absorção tão eficaz quanto os alimentos no seu estado natural, podendo ser altamente perigoso para a saúde quando são usados como substitutos de determinados alimentos.O alerta é dado por um conjunto de médicos e nutricionistas brasileiros que, ao site O Globo, alertam para o fato de que a toma de suplementos deve ser sempre aconselhada por um médico, visto que o risco de toxicidade é real e o aumento da probabilidade de problemas cardiovasculares também.Annie Bello, professora de Nutrição na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, deixa mesmo o alerta: “Ingerir betacaroteno de frutas e legumes reduz o risco de doenças cardiovasculares, segundo estudos. Mas quando esse nutriente é tomado como suplemento, pode aumentar o risco de câncer de pulmão”.E o mesmo acontece com a vitamina E: “Quem ingere naturalmente tem menor risco de doença coronária, mas, como suplemento, pode aumentar o risco de derrame”.Os suplementos tomados sem aconselhamento médico podem ainda exercer um potencial tóxico, uma vez que a dose diária recomendada destes micronutrientes é de algumas miligramas, sendo difícil um cálculo exato do que já foi ingerido ou não.

Comente agora
21
Jun
MP-BA recomenda que mais três municípios reduzam gastos com festas juninas
Postado por: Débora Ayane / 16:35h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) expediu recomendações aos municípios de Nova Soure, Irecê e nova Itarana para que reduzam os gastos com festejos juninos, e outros eventos similares ao longo do ano. Os documentos expedidos nesta terça-feira (21) levam em consideração a queda de receitas municipais e os elevados gastos que costumam ser efetivados na organização desses eventos, levando a contratações que podem ferir a Lei de Licitações e Contratos Administrativos. O MP-BA também requisitou que as prefeituras remetam cópias de todos os contratos firmados com artistas, bandas ou empresas à Promotoria de Justiça em até 10 dias. Os gestores deverão especificar qual modalidade de licitação usada nas referentes contratações, bem como quais as respectivas unidades orçamentárias responsáveis pelo pagamento e valores que já foram gastos. As recomendações dão seguimento a orientação dada aos promotores de Justiça pela procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, para que investiguem os gastos das prefeituras com festas juninas ou eventos organizados pelas Prefeituras Municipais.(BN)

Comente agora
21
Jun
Bolsonaro vira réu por falar que Maria do Rosário não merecia ser estuprada
Postado por: Débora Ayane / 16:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (21) abrir duas ações penais contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Com a decisão, o deputado se torna réu na Corte pela suposta prática de apologia ao crime e por injúria.Em 2014, Bolsonaro afirmou, na Câmara e em entrevista a jornal, que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada porque ele a considera "feia" e porque ela "não faz" seu "tipo".Ao analisar denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) e queixa da própria deputada, a Segunda Turma da Corte entendeu, por quatro votos a um, que além de incitar a prática do estupro, Bolsonaro ofendeu a honra da colega.Durante a análise da denúncia nesta terça-feira, somente o ministro Marco Aurélio Mello foi contra a abertura da ação penal. Os ministros Luiz Fux, Edson Fachin, Rosa Weber e Luiz Roberto Barroso votaram a favor de que Bolsonaro se torne réu.A declaração de Bolsonaro que motivou a denúncia foi feita após discurso de Maria do Rosário em defesa das vítimas da ditadura militar (1964-1985). Bolsonaro, que é militar da reserva, subiu à tribuna da Câmara para criticar a fala da depurada.Quando Maria do Rosário deixava o plenário, Bolsonaro falou: "Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias, tu me chamou de estuprador, no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui pra ouvir", disse o parlamentar, repetindo o que já havia dito a ela em 2003, numa discussão do Salão Verde da Câmara.

Defesa

Comente agora
21
Jun
Procuradoria diz que delação de Odebrecht não está fechada
Postado por: Débora Ayane / 16:28h

Em ofício encaminhado ao juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira, 20, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba informou que "não há acordo de colaboração" com executivos da Odebrecht e nem acordo de leniência com a empreiteira e pediu ao juiz da Lava Jato que dê prosseguimento a uma das ações penais contra executivos e ex-executivos da empresa. Apesar de negar que a colaboração esteja fechada, desde o começo do mês, integrantes da força-tarefa e da empreiteira vem se reunindo para negociar os termos da colaboração que deve envolver vários políticos com foro privilegiado. A petição foi protocolada na segunda ação penal que mira os contratos da maior empreiteira do País na Petrobras e acusa os executivos da empresa de crimes como lavagem de dinheiro e corrupção. No dia 1 de junho, Moro havia suspendido esta ação por 30 dias após vir à tona a notícia de que a empresa estaria negociando uma colaboração "definitiva" com o Ministério Público Federal. Agora, porém, os procuradores deixaram claro ao juiz que não há nenhum acordo fechado com a maior empreiteira do País nem com seus executivos que foram enquadrado pela maior operação de combate à corrupção que avança agora sobre novas offshores utilizadas pela Odebrecht para o pagamento de propinas e outros setores de atuação da empresa, que tem obras em todo o mundo. Marcelo Odebrecht e outros nomes ligados à empresa já foram condenados na primeira ação contra eles na Lava Jato e ainda respondem a outras duas acusações em trâmite perante o juiz Sérgio Moro. Com informações do Estadão Conteúdo.

Comente agora
21
Jun
BBC explora o navio 'irmão' do Titanic, afundado em 1916
Postado por: Débora Ayane / 16:20h

Uma equipe da BBC participou da exploração dos destroços do Britannic, um transatlântico igual ao famoso Titanic. O Britannic afundou no mar Egeu em 1916. O navio foi construído no mesmo estaleiro do Titanic, em Belfast. Porém, durante a 1º Guerra Mundial, foi convertido em navio hospital. Enviado para a batalha de Gallipoli, afundou ao colidir com uma mina naval, deixando 30 mortos. Veja algumas imagens da exploração do navio (vídeo neste link).

Comente agora
21
Jun
Revista Playboy anuncia que passa a ser bimestral a partir da 3ª edição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:13h

A top model, DJ e ilustradora Marina Dias será a capa da da edição de junho/julho da Playboy (Foto: Divulgação)

Relançada no mercado editorial brasileiro em abril, a Playboy anunciou que passará a ser bimestral da 3ª edição, prevista para chegar às bancas no dia 12 de julho. "Essa mudança é a segunda parte de um grande processo de reestruturação da marca. Assim, a publicação mantém a qualidade editorial, e entrega aos leitores uma revista premium a cada dois meses", informou a PBB Editora, em comunicado. Lançada no Brasil há 41 anos, a revista Playboy deixou de circular em dezembro, após a Editora Abril decidir deixar de publicar a revista, e retornou através da PBB Entertainment – empesa criada pelo fotógrafo de moda André Sanseverino e os empresários Marcos de Abreu e Edson Oliveira. "Mudamos a estrutura para ganhar mais vivacidade. A revista continua sendo nossa prioridade, foco de nossas maiores atenções. Ela sempre será a 'menina dos olhos' da editora. Mas nesse segundo semestre teremos novidades em nossa área digital e de eventos. Um novo mundo está chegando para o leitor da Playboy", explicou André Sanseverino, publisher da revista. A top model, DJ e ilustradora Marina Dias será a capa da da edição de junho/julho. Ela foi fotografada por Cássia Tabatini. A primeira foto do ensaio foi divulgada nesta terça-feira (21).

Comente agora
21
Jun
Anvisa propõe proibir uso de termômetros de mercúrio na saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:11h

O termômetro de mercúrio pode estar com os dias contados, ao menos para o uso em saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu, nesta segunda-feira (20), uma consulta pública para discutir a proposta de proibição do termômetro com coluna de mercúrio usado para diagnóstico em saúde. O mesmo vale para o esfigmomanômetro de mercúrio, aparelho usado para medir pressão. O velho termômetro consiste em um tubo de vidro com um pequeno volume de mercúrio dentro. O calor faz o mercúrio dilatar e indicar, em uma escala graduada, a variação da temperatura.A proposta da Anvisa é proibir a fabricação, importação, venda e uso em serviços de saúde. Caso aprovada, a resolução deve entrar em vigor em janeiro de 2019. A consulta pública ficará aberta durante dois meses.

Tóxico para humanos e meio ambiente
O mercúrio é tóxico para humanos e para o meio ambiente, onde pode se ligar a outros elementos químicos e formar o metilmercúrio, que o torna ainda mais prejudicial.Segundo o Ministério da Saúde, o metilmercúrio pode prejudicar os rins, fígado e sistema nervoso central, levando a sintomas como perda de coordenação motora, dificuldades na fala e audição, perturbações sensoriais e fraqueza muscular. Em casos mais extremos, pode levar à morte.Em quantidades tão pequenas quanto a presente em um termômetro, porém, dificilmente causará problemas de saúde, segundo avaliação do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido.Os termômetros de mercúrio já foram banidos da União Europeia em 2007, quando a venda foi proibida.

Comente agora
21
Jun
Cliente da Oi não pode ter serviço interrompido, mas deve ter 'plano B'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:07h

Os cerca de 70 milhões de clientes da Oi devem ficar atentos aos desdobramentos do pedido de recuperação judicial pedido pela operadora, que é a maior em telefonia fixa e a quarta em telefonia móvel. O Código de Defesa do Consumidor assegura a continuidade dos serviços prestados de forma ininterrupta aos usuários. Há ainda a garantia de transferência de operadora, mantendo o mesmo plano de telefonia adquirido. A Oi anunciou nesta segunda-feira (20), em fato relevante, que entrou com pedido de recuperação judicial no Rio de Janeiro, incluindo no processo um total de R$ 65,4 bilhões em dívidas. Trata-se do maior pedido de recuperação judicial da história do Brasil, de acordo com dados da Thomson Reuters. A recuperação judicial é o mecanismo através do qual as empresas em dificuldade financeira tentam reestruturar a dívida com credores. De acordo com Sonia Amaro, supervisora institucional da Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a empresa tem que cumprir com seus deveres, prestando serviço para o consumidor, pois se trata de serviço público e essencial e, portanto, não pode haver interrupção. “Isso está previsto no Código de Defesa do Consumidor, não pode haver interrupção dos serviços previstos no contrato, só em caso de o cliente não pagar pelo serviço prestado”, diz.

Comente agora
21
Jun
MEC abre inscrição para curso a professores de inglês nos EUA
Postado por: Débora Ayane / 16:04h

Professores de inglês de institutos federais podem se inscrever até o dia 15 de julho para um curso de capacitação de oito semanas, nos Estados Unidos, oferecido pelo Ministério da Educação. Serão disponibilizadas 76 vagas.Podem participar professores de inglês em exercício em institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas técnicas vinculadas a universidades federais e no Colégio Pedro II.Os professores selecionados farão o curso entre julho e agosto próximos, em até oito semanas, com atividades em instituições consorciadas com o Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos.Ao fazer a inscrição, os candidatos terão de apresentar carta de intenções, na qual devem expor a motivação em participar do programa e a forma de aplicação, no retorno ao Brasil, dos conhecimentos adquiridos na capacitação. É necessário também indicar ações e atividades que pretendem desenvolver, como contrapartida, na instituição de origem ou em escolas da rede pública em ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).O candidato deve ter nacionalidade brasileira e obtido nota mínima no exame Toefl [test of english as a foreign language], além de proficiência em língua inglesa. Estarão impedidos de se inscrever aqueles que recebem ou receberam bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa.As inscrições devem ser feitas no site da Capes . Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails setec.capes.nova@mec.gov.br e setec-nova@capes.gov.br.

Comente agora
21
Jun
Belga pede autorização para eutanásia por não aceitar a própria sexualidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:03h

Um homem gay belga quer receber autorização legal para morrer. Para isso, argumenta que sofre psicologicamente por não conseguir aceitar sua sexualidade. Identificado apenas como Sébastien, ele diz já ter pensado cuidadosamente sobre o momento em que sua vida chegará ao fim. “No momento em que puserem o soro em minhas veias, para mim será apenas um tipo de anestesia”, afirmou o belga, de 39 anos, ao programa Victoria Derbyshire, da BBC. A eutanásia é legal na Bélgica desde 2002. No ano mais recente em termos estatísticos, 2013, houve 1.807 casos no país, a maioria deles de pessoas idosas sofrendo de doenças terminais - apenas 4% tinham distúrbios psiquiátricos. Sébastien diz ter feito terapia durante 17 anos, além de tomar remédios, e acreditar não ter outra opção. Ele afirma sentir atração por homens jovens e adolescentes e ter traumas de infância. “Minha mãe tinha demência, então eu também não estava bem mentalmente. Sentia-me absurdamente solitário, introvertido e inibido. Tinha medo o tempo todo” , contou. “Tinha 15 anos quando me apaixonei por um rapaz. Mas era insuportável para mim, porque eu não queria ser gay.” A lei belga estabelece que, para ter direito à eutanásia, os pacientes precisam demonstrar constante e insuportável sofrimento psicológico ou físico. Nos casos de transtornos psicológicos, três médicos precisam concordar que pôr fim à vida do paciente, caso essa seja sua vontade, é a melhor opção. Mas Sébastien está determinado a buscar a autorização.

Comente agora
21
Jun
Juiz extingue 1ª ação contra imagens do corpo de Cristiano Araújo na web
Postado por: Débora Ayane / 16:02h

O juiz Paulo César Alves das Neves, da 5ª Vara Cível de Goiânia, extinguiu o primeiro processo que pedia a retirada de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, que morreu em um acidente de carro, há quase um ano, das páginas do Google e Facebook. O magistrado entendeu que a CA Produções Artísticas Ltda, empresa que gerenciava a carreira do músico e que movia a ação, não tem mérito para questionar a divulgação de fotos e vídeos que mostram a autópsia e preparação para o velório.O G1 Goiás publica esta semana uma série de reportagens especiais sobre o 1 ano da morte do cantor Cristiano Araújo e da namorada dele, Allana Moraes.As imagens vazaram na internet logo após o acidente que matou o músico, no dia 24 de junho do ano passado. Em uma das fotos divulgadas, o sertanejo aparece com hematomas no rosto e, na outra, ele está com o terno que vestia quando foi sepultado. Já um vídeo mostra o processo de preparação do corpo. A Polícia Civil investigou o caso e três pessoas foram indiciadas por vilipêndio de cadáver (desrespeito ao corpo).

Comente agora
21
Jun
Brasileiro e boliviano são presos por sequestrar piloto e roubar avião
Postado por: Débora Ayane / 15:57h

Um brasileiro e um boliviano foram presos nesta segunda-feira (20) em Comodoro, a 677 km de Cuiabá, suspeitos de terem sequestrado um piloto e roubado um avião, em Sinop, a 503 km da capital. Segundo a Polícia Civil, os dois confessaram o crime, que foi encomendado. Um terceiro assaltante foi identificado e é procurado pelos policiais.A aeronave particular, prefixo PT-LSU, e o piloto estavam em um aeroclube em Sinop, quando os dois suspeitos anunciaram o assalto, no domingo (19). O piloto seguiria viagem para Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá. O brasileiro e o boliviano confessaram que levariam o avião para a Bolívia, onde receberiam dinheiro por ele. O boliviano foi identificado como Renan Lustig Cebalho, de 22 anos. O brasileiro se chama Carlos Riveiro Roca, de 38 anos.No entanto, o avião não tinha combustível suficiente e fez um pouso forçado às margens da BR-364, perto de uma lavoura de algodão. De acordo com o delegado de Campo Novo do Parecis, Adil de Paula, os dois foram presos depois de serem abordados em uma barreira policial na entrada do município de Comodoro.Eles já tinham sido identificados e eram procurados na região depois de investigações. Duas armas, usadas para assaltar e sequestrar o piloto, foram encontradas com os dois.

Comente agora
21
Jun
HRSAJ monta esquema de atendimento as vítimas de queimaduras para o período junino
Postado por: Débora Ayane / 15:54h

O coordenador da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, o Dr. Carlos Brilha por meio de entrevista emitida através da Andaiá FM nesta terça-feira (21) falou como será a expectativas dos plantões e atendimentos durante o São João 2016. O hospital está sempre aberto para pacientes vítimas de queimaduras e a UTQ está preparada para atender casos de alta complexidade, de acordo com Carlos a unidade é treinada para o pronto atendimento e com equipamentos necessários para resolver esse tipo de problema. O HRSAJ atende toda região e como em Santo Antônio de Jesus, durante o período junino, há mais shows do que festas com queimadas de fogos o número de acidentes com queimaduras não são grandes, “por isso o HRSAJ está montando um esquema para os atendimentos destes pequenos casos na emergência e somente internar os pacientes que realmente precisam de cuidados especializados”, disse. De acordo com o coordenador, o esquema para atendimentos da unidade de queimados já está montado, mas virá reforços para a emergência caso haja um quantitativo maior de casos e também para não interferir no fluxo de grandes atendimentos. Para atender as crianças, o Regional conta com emergências pediátricas clínicas e pediátricas para os queimados, “a parte das feridas, temos a equipe que trata, o grande queimado adulto também trata as feridas dos pequenos queimados, ou seja, as crianças. E quem dá o tratamento clínico é a pediatria”, pronunciou.

Comente agora
21
Jun
Juliana Paes curte viagem com a família na Disney após fim de novela
Postado por: Débora Ayane / 15:53h

Juliana Paes está aproveitando as férias após o término da novela "Totalmente Demais". Nesta terça-feira, 21, a atriz compartilhou uma foto no Instagram em que posou com o marido, Carlos Eduardo Baptista, e dos filhos, Pedro e Antônio no Animal Kingdom, um dos parques da Disney em Orlando, nos Estados Unidos.

Comente agora
21
Jun
Confira dicas para investir em anúncios no Facebook
Postado por: Débora Ayane / 15:45h

Com cerca de 90 milhões de usuários no Brasil, o Facebook merece atenção de empresários que pretendem conquistar possíveis clientes. A boa notícia é que não necessariamente é preciso investir altas quantias para ganhar mais visibilidade na rede social."Para alcançar o público que você deseja, é preciso investir, mas a vantagem do Facebook é que dá para conseguir ótimos resultados investindo pouco", afirma Camila Porto, autora do livro Facebook Marketing. A especialista listou cinco estratégias para melhorar sua popularidade na rede. Confira!

1 - Segmentar a audiência

Camila explica que é preciso segmentar sempre. "Quanto mais segmentado for um anúncio no Facebook, mais o dinheiro será valorizado". A especialista alerta para os empreendedores que acreditam que podem vender a qualquer pessoa. "Por mais que seu produto possa ser comprado por qualquer um, cada campanha deve ser focada em um público específico", explica.

2 - Não fugir do planejamento... ou fugir de vez

Comente agora
21
Jun
Conquista: ‘Professor’ e comparsa são presos em assalto à joalheria
Postado por: Débora Ayane / 15:38h

Dois homens, incluindo um professor, foram presos após cometer um assaltou em uma joalheria em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, na noite desta segunda-feira (20). O fato ocorreu na Rua Francisco Santos, próximo à Igreja Universal do Reino de Deus, por volta das 19 horas. De acordo com o Blog do Anderson, dois homens armados invadiram uma joalheria, renderam os funcionários e levaram joias e relógios. Policiais militares foram acionados e prenderam os acusados. Ainda segundo o Blog, um dos suspeitos é professor na cidade vizinha de Encruzilhada.(BN)

Comente agora
21
Jun
Onça que participou de desfile da tocha olímpica em Manaus é morta pelo Exército
Postado por: Débora Ayane / 15:32h

A onça que participou do desfile da tocha olímpica em Manaus, no Amazonas, foi morta logo depois do evento. Juma, do zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva, foi abatida depois de escapar do centro e atacar um militar, mesmo depois de ter sido atingida por tranquilizantes. De acordo com O Globo, o Comando Militar da Amazônia informou que o animal se soltou da coleira quando estava de volta ao zoo. Um grupo de tratadores tentou o resgate, mas, mesmo sedada, a onça teria avançado sobre um dos veterinários e acabou atingida por um tiro de pistola. "Veio a falecer", disse a nota do Exército. O comando militar determinou abertura de processo administrativo para apuração dos fatos.

Comente agora
21
Jun
Algoz do Palmeiras, ex-Corinthians Mirandinha pensou em suicídio
Postado por: Débora Ayane / 15:28h

Ele se lançou ao futebol no Paysandu, mas ganhou fama quando chegou ao Corinthians, no final do Campeonato Brasileiro de 1996. No ano seguinte, Mirandinha fez um excelente Campeonato Paulista, sendo peça fundamental para a conquista daquele torneio, quando jogou ao lado de jogadores como o centroavante Túlio e o lateral-esquerdo André Luiz. Além da extrema velocidade, Mirandinha ficou marcado também por sempre marcar gols em jogos contra o arquirrival corintiano, o Palmeiras. Em entrevista ao programa "Bola da Vez", da ESPN Brasil, o ex-jogador revelou que quase cometou suicídio nos meses que sucederam sua aposentadoria do futebol. "Tive uma depressão ferrada, me tranquei na casa da praia, fiquei quase um ano incomunicável. Era muita bebida, não recebia ninguém. Eu quis ficar sozinho, me isolei, fiz besteira de pegar em arma. Pensei (em me matar) varias vezes, todos os dias de manhã", contou. "Tenho muita saudade de jogar futebol, parei por prepotência. Achei que a fama não ia acabar, mas estava enganado. Isso me deu depressão ferrada", finalizou.

Comente agora
21
Jun
Colisão entre carro e moto deixa um ferido em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:23h

O motociclista Lucas Costa que pilotava sua moto Fan, placa policial OZK 6303 sofreu ferimentos após colidir com o retrovisor do carro da Coelba, um Fiat Uno, placa policial PCE 9160, licença de Recife/PE, no cruzamento entre as Ruas Machado Bitencourt com a Chile, em Santo Antônio de Jesus, na manhã desta terça-feira (21). O condutor do veículo não ficou ferido. Lucas foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para o HRSAJ (Hospital Regional). A SMTT (Superintendência de Trânsito) controlou o tráfego no local até a chegada da ambulância. Ao Voz da Bahia, a assessoria do hospital ainda não informou o estado de saúde do jovem.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Comente agora
21
Jun
Com dificuldade de arcar com os custos, Dilma apela ao 'crowdfunding'
Postado por: Débora Ayane / 15:06h

Fora da Presidência, Dilma Rousseff tem apertado o cinto para arcar com os custos das viagens dela pelo Brasil. Diante dessa dificuldade, seus assessores arranjaram uma solução para pagar suas despesas: o financiamento coletivo (crowdfunding). Entre jornalistas, médico, fotógrafo e seguranças, a equipe da presidente afastada é formada por dez pessoas, segundo informações da Folha de S.Paulo. De acordo com a publicação, o Partido dos Trabalhadores, que até então arcava com as despesas de Dilma, pagou apenas uma viagem dela, há duas semanas, para um encontro com intelectuais em Campinas. Há relatos de que também o Instituto Lula está apertando os cintos. As contribuições de empresas, outrora abundantes, desapareceram. Dirigentes do Instituto afirmam que os projetos da em andamento, voltados para a América Latina e a África, estão sendo financiados por recursos arrecadados para eles em 2013 e 2014.

Comente agora
21
Jun
Paes diz que governo do RJ usa Olimpíada como desculpa para ter ajuda
Postado por: Débora Ayane / 14:59h

O prefeito Eduardo Paes voltou a afirmar nesta terça-feira (21) que o Rio está em situação financeira confortável e que o endividamento do município até diminuiu durante o período de preparação para os Jogos Olímpicos. Paes destacou que, se o estado passa por dificuldades econômicas, não é por causa do evento esportivo, que segundo ele está sendo usado como justificativa para que o governo estadual obtenha ajuda federal.O prefeito, contudo, ressaltou não ver problema em a União socorrer o estado para que os serviços públicos funcionem a contento durante a Olimpíada."Se era pra alguém estar quebrado aqui por causa de Olimpíada, deveria ser o município, que foi quem mais aportou recursos no evento. E ao contrário disso temos um dos menores índices de endividamento do Brasil, nossa dívida saiu de 80% da Receita Corrente Líquida e foi para 30% nesse período de Olimpíada", disse o prefeito, acrescentando que a realização dos Jogos ajudou a elevar o nível de investimento na cidade: "Esse é o mal que a Olimpíada fez para o Rio, aumentar a taxa de investimento em 43%".

Comente agora
21
Jun
Menino sobrevive após galho atravessar seu peito no Piauí
Postado por: Débora Ayane / 14:53h

Uma criança de oito anos sobreviveu a um grave acidente na cidade de Santa Filomena, interior do Piauí. Segundo informações do portal G1, no final da tarde de segunda-feira (20), uma árvore caiu e um dos galhos perfurou o peito do garoto, que no momento brincava com alguns amigos. Devido a gravidade do ferimento, a vítima precisou ser transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). "Ele sofreu uma perfuração muito grande porque o galho atravessou o seu peito até sair pelo ombro direito. O menino poderia sofrer lesões no pulmão, fígado e, caso o galho tivesse atingido poucos centímetros do lado esquerdo, o coração ou artérias seriam perfurados", relatou ao G1 o diretor da unidade, Gilberto Albuquerque. O menino passou por uma cirurgia e, apesar da gravidade da lesão, não ficará com sequelas. "O paciente encontra-se no leito em recuperação e o seu estado é estável. A madeira foi retirada e o ferimento suturado", completou Albuquerque.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com