As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 11/02/2016








Enquete



Reflita

Blog

06
Jan
Agerba registra aumento de 22% na emissão de notificações ao transporte irregular
Postado por: Anacley Souza / 22:46h

Os órgãos envolvidos no combate ao transporte irregular de passageiros na Bahia registrou um aumento de 22% em 2015, em comparação ao que foi contabilizado em 2014. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6), pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), e contou com a colaboração das polícias rodoviárias Federal e Estadual. Segundo o relatório de atividades da Diretoria de Fiscalização da Agerba, setor responsável pela fiscalização do sistema de transporte regular de passageiros e por coordenar e executar as ações de combate ao transporte irregular na Bahia, a operação de combate ao transporte irregular de passageiros é feita em diversos pontos do Estado, e emitiu 9.182 autuações no ano passado. Uma das explicações apresentadas pela Agerba é o aumento das blitzes em combate ao transporte irregular de passageiros, que foram intensificadas no decorrer de 2015. A agência reguladora informa ainda que os veículos irregulares foram multados em R$ 3.266,25.

Comente agora
06
Jan
Vereadora presa com arma de numeração raspada obtém habeas corpus e é liberada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:44h

A vereadora de Itabela, Ana Jaíra Santana (PMDB), presa na terça-feira (5) com pistola de numeração raspada na BA-001, teve liberdade provisória concedida pela Justiça e foi solta por volta das 14h30 desta quarta-feira (6). O habeas corpus foi concedido pelo juiz Rodrigo Bonatti. Segundo o delegado da 1ª DT de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, Delmar Bittencourt, a vereadora foi autuada por porte ilegal de arma de fogo e aguardará o julgamento em liberdade. De acordo com os advogados da vereadora, Marcos Catelan e Ronildo Moura, ela viajava para um velório em Trancoso e utilizava a arma para sua defesa pessoal. “Por a estrada ser perigosa e como já era noite, ela preferiu levar a pistola”, afirmou um dos defensores ao site Radar 64.

Comente agora
06
Jan
Após trégua na terça, dólar volta a fechar acima de R$ 4
Postado por: Anacley Souza / 22:38h

Depois de uma trégua na terça-feira, o dólar voltou a fechar acima de 4 reais nesta quarta. A preocupação com a economia chinesa e com o anúncio de testes nucleares realizados pela Coreia do Norte puxaram a alta da moeda americana, que subiu 0,7%, para 4,02 reais. Dados mostrando fraqueza no setor de serviços da China contribuíram para sustentar a apreensão nos mercados globais. O banco central chinês fixou sua taxa de câmbio diária no menor patamar em mais de quatro anos e meio, alimentando temores de que a segunda maior economia do mundo pode estar mais fraca do que o esperado. "Não dá para a confiança melhorar se cada dia aparece um novo problema na China", resumiu o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado. Além disso, a Coreia do Norte disse que testou com sucesso um artefato nuclear de hidrogênio em tamanho reduzido nesta quarta, reivindicando um avanço significativo em suas capacidades de ataque e acionando um sinal de alerta no Japão e na Coreia do Sul. "O evento com a Coreia do Norte aumenta o desafio da política externa dos Estados Unidos e testa a capacidade da China de controlar seu aliado mais instável", escreveu o superintendente regional de câmbio da corretora SLW João Paulo de Gracia Correa em nota a clientes. No cenário local, investidores aguardavam novas sinalizações do governo sobre sua estratégia para enfrentar a crise econômica. O quadro de ceticismo ganhou corpo após a troca de Joaquim Levy por Nelson Barbosa no comando do Ministério da Fazenda, no fim de 2015, o que alimentou preocupações com a possibilidade de o governo afrouxar o ajuste fiscal.

Comente agora
06
Jan
Filadélfia: Garoto de 13 anos morre após moto bater em caminhão
Postado por: Anacley Souza / 22:27h

Um garoto de 13 anos morreu nesta quarta-feira (6), após a moto que conduzia bater em um caminhão na cidade de Filadélfia, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Militar da cidade, o acidente aconteceu na Avenida Eudaldo Mota. O garoto estava sozinho na moto e morreu no local. O condutor do caminhão fugiu do local após a situação. A polícia ainda contou que o corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Senhor do Bonfim. Não há detalhes sobre o enterro do garoto. (G1 Bahia)

Comente agora
06
Jan
Chamado de 'chefe da quadrilha', Temer processa Cid Gomes
Postado por: Anacley Souza / 22:17h

O vice-presidente da República, Michel Temer, decidiu processar o ex-ministro da Educação Cid Gomes por suas declarações na convenção do PDT, no dia 17 de outubro, quando ele se filiou à legenda. Na ocasião, Cid chamou Temer de "chefe da quadrilha de achacadores" e disse que o país não iria avançar com o PMDB no Palácio do Planalto. "Muito menos o Brasil pode avançar se entregar a Presidência da República ao símbolo do que há de mais fisiológico e podre na política brasileira, que é o PMDB liderado por Michel Temer, chefe dessa quadrilha que achaca e assola o nosso país" , afirmou o ex-ministro na cerimônia. No dia 5 de novembro, Temer e o PMDB ingressaram com uma representação criminal na Justiça Federal de Brasília contra o ex-governador cearense, acusando-o de ter cometido crimes de calúnia, injúria e difamação. Na queixa-crime, o vice pede que as eventuais penas sejam aumentadas em um terço por três motivos: o crime ter sido cometido contra funcionário público, em razão de suas funções; na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação do fato; e contra pessoa maior de 60 anos. O Ministério Público Federal no Distrito Federal apresentou parecer no qual recomenda o parcial recebimento da queixa-crime proposta por Temer apenas pelo crime de injúria. A Justiça Federal do DF, contudo, não discutiu ainda o mérito da ação. O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal, decidiu remeter o caso para a Justiça Federal do Ceará por entender que a Seção Judiciária de Brasília não é competente para processar e julgar o caso. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
06
Jan
Descolorir pelos é simples e eficaz mas exige cuidados básicos
Postado por: Anacley Souza / 22:07h

ara algumas mulheres, os pelos escuros, especialmente quando em grandes quantidades e em partes do corpo bastante visíveis, são um incômodo. Por isso, o método de descolori-los é bastante utilizado há tempos. É indicado, aliás, tanto para quem sofre só de pensar em fazer depilação para remover pelinhos da região dos braços, barriga e coxas, como para quem gosta de exibir pelos mais douradinhos, principalmente no verão. A descoloração costuma ser feita de maneira simples, mas, de toda forma, requer cuidados especiais para não trazer consequências negativas à pele e para causar um efeito que realmente agrade.

Confira abaixo as principais maneiras utilizadas para descolorir os pelos:

1. Água oxigenada: Lívia Lemos, esteticista (do Rio de Janeiro), comenta que este método consiste em aplicar um pouco de água oxigenada e expor-se por alguns minutos ao sol. “Não é, porém, um método que dê certo para todas as pessoas. Algumas mulheres comentam que sem o pó descolorante o pelo não clareia. Ou seja, vai muito da cor do pelo da pessoa. Além disso, é fundamental utilizar a água oxigenada e se expor ao sol por alguns minutos somente se tiver a certeza de que não tem alergia ao produto”, diz.

2. Pós descolorantes: Eles são encontrados facilmente em farmácias e, acrescidos da água oxigenada, são a maneira mais conhecida e garantida de descolorir os pelos. Marta explica que é preciso colocar o pó descolorante junto da água oxigenada (geralmente 10 volumes) e lembrar sempre de proteger a pele antes (com um creme à base de parafina, por exemplo). Num recipiente coloque a quantidade suficiente de água oxigenada (levando em conta as partes do corpo que pretende descolorir) e, em seguida, coloque o pó descolorante. Siga sempre as orientações dispostas na embalagem do produto.

Comente agora
06
Jan
Polícia prende lutador de MMA por suspeita de homicídio e roubo
Postado por: Anacley Souza / 21:57h

Conhecido como Silvio Pantera, o lutador profissional de MMA Silvio José da Silva Marques, de 30 anos, foi preso esta tarde (6) no Rio de Janeiro acusado de homicídio duplamente qualificado e roubo duplamente majorado. De acordo com o jornal Extra, atleta tentou matar um homem na zona norte da cidade, há 30 dias, com um golpe de tesoura no peito, além de socos e pontapés. Na fuga, ele teria roubado o carro da vítima, que ficou em coma por 30 dias – os crimes foram cometidos na companhia da Walquiria Juvino da Silva, que está foragida.

Comente agora
06
Jan
Senador abre mão de salário após se aposentar pela UnB
Postado por: Anacley Souza / 21:46h

Ao se aposentar na Universidade de Brasília, onde atuou como reitor, o senador Cristovam Buarque teria direito a duas remunerações mensais: uma pela aposentadoria da uNb e outra pelo cargo no Senado. No entanto, segundo a coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo, ele renunciou aos ganhos como senador. Buarque foi reitor da Universidade entre os anos de 1985 e 1989. Filiado ao PDT, foi eleito governador do Distrito Federal em 1995 e permaneceu no cargo até 1998. Passou a atuar como senador em 2002 e assumiu o ministério da Educação no primeiro mandato de Lula, entre 2003 e 2004. Se candidatou à Presidência da República em 2006 e foi reeleito para o Senado em 2010 e 2014, tendo mandato até o ano de 2018.

Comente agora
06
Jan
S. A. de Jesus: Inscritos no Bolsa Família Municipal já estão recebendo o benefício
Postado por: Anacley Souza / 21:38h

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus já está realizando o pagamento do Programa Bolsa Família Municipal de Complementação de Renda no Município, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo informações de Drº Caíque Pires Barbosa, Advogado do Social, cerca de 100 famílias inscritas no Programa já estão sendo beneficiadas. “O Programa Bolsa Família Municipal de Complementação de Renda atenderá as famílias em situação de vulnerabilidade social, e o objetivo, é atingir a meta de 1000 famílias beneficiadas”, acrescentou. Para a secretária de Assistência Social, Francineia Silva, a grande importância desse Programa é prestar assistência social às famílias do Município de Santo Antônio de Jesus que se encontram em situação de extrema pobreza, ampliando as possibilidades de elevação dos níveis de qualidade de vida, minimizando os índices de evasão e repetência nas Escolas Públicas da Rede de Ensino Municipal, garantindo o desempenho das crianças e adolescentes, uma vez que esses são os objetivos cruciais do programa Bolsa Família Municipal. As famílias integrantes do Programa Bolsa Família Municipal de Complementação de Renda participarão de atividades socioeducativas nas áreas da saúde, educação, promoção social e capacitação profissional, determinadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Comente agora
06
Jan
Ladrão fica entalado ao tentar invadir loja na Rússia
Postado por: Anacley Souza / 21:31h

Um suposto ladrão ficou preso no teto de uma loja de bebidas alcoólicas no último dia 23 de dezembro. O caso aconteceu na cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria (Rússia). As informações são do canal local UT. O homem, de 40 anos, tentou invadir o estabelecimento cavando um buraco no telhado. Entretanto, ao passar pelo rombo, o bandido acabou preso. Assim que ele ficou entalado, o alarme disparou e policiais chegaram ao local. Ele foi retirado pelos agentes e levado à delegacia.

Comente agora
06
Jan
Mega-Sena acumula pela segunda vez e vai pagar R$ 7,5 milhões
Postado por: Anacley Souza / 21:28h

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena, que acumulou pela segunda vez em 2016. O próximo concurso será realizado no sábado (9) e deve pagar R$ 7,5 milhões, informou a Caixa Econômica Federal. As dezenas sorteadas foram: 04 - 19 - 38 - 44 - 52 - 55. A Caixa informou ainda que 62 apostas acertaram a quina e cada uma vai levar R$ 28.129, 17. Outros 3.484 bilhetes apostadores acertaram a Quadra e cada um tem direito a R$ 715,10. O sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal na cidade de Conceição da Barra (ES).A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer casa lotérica credenciada até às 19h do dia do sorteio (horário de Brasília).

Comente agora
06
Jan
Portal do Sisu está no ar; candidatos já podem consultar vagas
Postado por: Anacley Souza / 21:21h

Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu. Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições poderão ser feitas do dia 11 ao dia 14 deste mês. Para participar da seleção, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido nota acima de 0 na prova de redação. O candidato pode se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que poderá alterar as opções de curso de acordo com a nota. O resultado da chamada regular será divulgado no próximo dia 18. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 deste mês. Aqueles que não forem selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês. Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 deste mês, segundo informou o Ministério da Educação. Participaram do Enem no ano passado 5,7 milhões de candidatos. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
06
Jan
Itaparica festeja 192 anos de independência nesta quinta-feira (07)
Postado por: Anacley Souza / 21:15h

O município de Itaparica, Região Metropolitana de Salvador, vai comemorar com festejos os seus 192 anos de independência nesta quinta-feira. Este ano, a festa de 7 de janeiro será avaliada por técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) para dar prosseguimento ao registro de Patrimônio Imaterial da Bahia. Haverá desfile cívico, apresentações culturais e shows na programação que dura até o sábado, 9. A estimativa é que o evento, realizado pela Prefeitura Municipal, receba mais de 10 mil pessoas. "Não podemos jamais deixar cair no esquecimento a história de bravura de itaparicanos que derramaram sangue para conseguir vencer os portugueses", disse o prefeito Raimundo da Hora. A ilha foi palco de batalhas pela independência da Bahia.

Comente agora
06
Jan
Prefeitura de Jaguaquara decreta situação de emergência após temporal
Postado por: Anacley Souza / 21:05h

A prefeitura da cidade de Jaguaquara, na região sudoeste da Bahia, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (6) por conta dos entragos provocados pela forte chuva que atingiu a região na última segunda-feira (4). De acordo com a Defesa Civil local, cerca de 300 famílias foram afetadas pelo temporal, que deixou ruas cobertas de lama. Na terça (5) e nesta quarta, a chuva deu uma trégua. "Estávamos dois meses sem chuva. Na segunda, o temporal durou 40 minutos, mas o índice pluviométrico foi 140 milímetros, o previsto para quase o mês inteiro. Trezentas famílias foram diretamente afetadas pela enxurrada. As pessoas tiveram muitos móveis perdidos já que, em várias casas, a água chegou a um metro de altura", destacou a coordenadora geral da Defesa Civil da cidade, Laura Andrade, em contato com o G1. Conforme Laura Andrade, o decreto de emergência vai possibilitar a disponibilização, pelo governo federal, de recursos para que a prefeitura possa arcar com os prejuízos causados pela chuva. "Já nesta sexta-feira [dia 8], o documento será encaminhado, em conjunto com o governo do Bahia, para o Ministério da Integração Nacional para a liberação da verba", destacou. Seungo a coordenadora, a prefeitura distribuiu benefício do aluguel social a 45 desabrigados. O número exato de pessoas que precisaram deixar as casas não foi divulgado. "Mas não temos nos cofres publicos dinheiro suficiente para abrigar todo mundo. Esperamos a liberação dessa verba para isso. Amanhã [quinta-feira, 7] também vamos começar a recolher doações para os afetados", disse. (G1 Bahia)

Comente agora
06
Jan
Polícia Federal diz que sofreu corte orçamentário de R$ 151 milhões
Postado por: Anacley Souza / 20:49h

A Polícia Federal divulgou na noite desta quarta-feira (6) nota na qual informa que o corte no orçamento deste ano da corporação é de R$ 151 milhões, montante maior que o divulgado anteriormente por entidades de servidores da PF. Segundo a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) havia informado, o corte seria de R$ 133 milhões. Em carta enviada na semana passada ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, 28 delegados federais associados à ADPF afirmaram que os cortes no orçamento da Polícia Federal irão gerar a diminuição de investigações e “grave e nítido” desmonte da corporação. O texto destaca ainda que a redução orçamentária provocaria a suspensão ou o cancelamento de contratos celebrados e de projetos do órgão. Ao Blog do Matheus Leitão, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta terça-feira que a reclamação de delegados da PF não passa de um “factoide”. Ele negou que o corte vá gerar paralisação da Operação Lava Jato e em outras operação. “Isso é uma garantia que nós damos”, disse. Ao Blog do Camarotti, Cardozo afirmou que a reclamação pode estar relacionada com “negociações salariais”. De acordo com a nota da PF divulgada nesta quarta, o Ministério do Planejamento deverá “providenciar a recomposição no orçamento da PF” após a sanção do Orçamento 2016 pela presidente Dilma Rousseff, o que deve ocorrer até 14 de fevereiro. A nota também informa que o diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, já tratou da reposição orçamentária com o Ministério da Justiça, pasta à qual a corporação está vinculada. “Em razão do corte orçamentário levado a efeito pelo Poder Legislativo, o Diretor-Geral da PF reuniu-se com o Secretário Executivo do Ministério da Justiça, que já solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a reposição no orçamento, para que não ocorra nenhum prejuízo às operações e projetos de melhoria e desenvolvimento da PF”, diz o comunicado.

Comente agora
06
Jan
Acusado de corrupção, presidente da CBF volta ao cargo após 30 dias
Postado por: Anacley Souza / 20:35h

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, voltou a comandar a entidade nesta terça-feira (5). A informação foi publicada em um vídeo no site da entidade, onde o presidente interino, Marcus Vicente, anuncia a sua saída do cargo. Del Nero ficou fora da entidade por cerca de 30 dias. Ele pediu o seu afastamento para se dedicar à sua defesa, depois de ter seu nome mencionado em acusações relatadas pela Justiça norte-americana e pelo Comitê de Ética da FIFA. Del Nero foi acusado de receber propinas devidos a contratos relacionados à Copa do Brasil.

Comente agora
06
Jan
Príncipe George começa a frequentar escola na Inglaterra
Postado por: Anacley Souza / 20:27h

Como não se derreter com a foto acima? O príncipe George, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, começou nesta quarta-feira (6) a frequentar uma creche na Inglaterra, segundo anúncio da Casa Real. George, de 2 anos, filho do príncipe William e de Kate, foi pela primeira vez ao centro Westacre Montessori em Norfolk, no leste da Inglaterra, perto da casa familiar de Anmer Hall.Junto ao anúncio, a Casa Real divulgou duas fotos do príncipe com um casaco azul marinho e mochila nas costas chegando ao local que foram tiradas por sua mãe, a Duquesa de Cambridge. As escolas que aplicam o método pedagógico Montessori - assim chamado por sua criadora italiana - são conhecidas por uma perspectiva liberal e imaginativa da educação, e por encorajar as crianças a agir com independência. William, filho da falecida princesa Diana, frequentou uma creche muito exclusiva no centro de Londres, enquanto que a de Norfolk é mais modesta e custa 5,50 libras por hora (cerca de R$ 32), de acordo com a agência France Presse.

Comente agora
06
Jan
Em Brasília, Lula presta depoimento à PF em inquérito da Zelotes
Postado por: Anacley Souza / 20:21h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ouvido nesta quarta-feira (6), na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, pela força-tarefa da Operação Zelotes, que investiga a suposta venda de duas medidas provisórias na época em que ele comandou o Palácio do Planalto e uma no governo Dilma Rousseff. No ínício da noite, o Instituto Lula divulgou nota (leia a íntegra ao final deste texto) na qual informou que o ex-presidente "prestou informações" ao delegado Marlon Cajado como forma de colaboração. Segundo a assessoria do instituto, Lula depôs como informante – não é investigado nem testemunha. Mais cedo, investigadores do caso informaram ao Blog que o depoimento do ex-presidente estava previsto para esta quarta (6) e que Lula responderia a questionamentos que tentam esclarecer a suspeita de negociação da MP 471, de 2009, e da MP 512, de 2010. A outra MP investigada é do governo Dilma (MP 627, de 2013). O depoimento havia sido marcado para o final do mês passado, mas foi adiado. O empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente, é investigado pela Zelotes em razão de uma de suas empresas ter sido contratada por aproximadamente R$ 2 milhões pela Marcondes & Mautoni, acusada de fazer lobby para a aprovação dessas medidas provisórias. Os investigadores levantaram suspeitas sobre a consultoria prestada por Luís Cláudio, que, segundo perícia da PF, teria se baseado em informações disponíveis na internet e pelo fato de a empresa não ter funcionários.

Comente agora
06
Jan
Chuva volta a cair em Salvador e Defesa Civil registra quase 100 solicitações de emergência
Postado por: Anacley Souza / 20:09h

A chuva voltou a castigar a capital baiana e o número de solicitações de emergência não para de aumentar. Segundo balanço da chuva, a Codesal (Defesa Civil de Salvador) registrou 95 solicitações, até as 18h desta quarta-feira (06). Foram cinco alagamentos de área, 12 alagamentos de imóvel, 17 ameaças de desabamento de imóvel, 23 ameaças de deslizamentos de terra, 11 ameaças de queda de árvore, duas árvores caídas, uma avaliação de imóvel alagado, um desabamento de imóvel, 14 deslizamentos de terra, dois destelhamentos, um galho de árvore caído, cinco infiltrações e uma orientação técnica. Não há registro de ferido. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Comente agora
06
Jan
Governo proíbe prestação de serviço temporário na Secretaria da Educação
Postado por: Anacley Souza / 20:04h

Em ofício interno assinado pela titular da Superintendência de Recursos Humanos da Educação (Sudepe), Ana Margarida Caribé Catapano, o governo estadual proibiu a manutenção ou contratação, a partir deste mês de janeiro, de profissionais prestadores de serviços temporários (PSTs), em qualquer área de atuação na Secretaria Estadual de Educação (SEC). O documento foi encaminhado ao diretor do Núcleo Regional de Educação, na última segunda-feira (4). A Sudepe avisou que a recomendação surgiu "por determinação superior" e tratou de se eximir de qualquer responsabilidade em relação aos prestadores de serviço da pasta. Garantiu que não tem mais autorização para receber mais nenhuma solicitação para contratação em regime PST. "O gestor que descumprir a presente determinação ou permitir a prestação irregular de serviços na unidade que administra será pessoalmente responsabilizado, devendo arcar com os custos decorrentes, inclusive, encargos incidentes sobre os valores de remuneração apurados”, avisou Ana Margarida Caribé Catapano, em ofício.

Comente agora
06
Jan
Turista de Goiás morre afogado ao tentar salvar irmã em praia de Ilhéus
Postado por: Anacley Souza / 19:54h

Um turista de Goiânia morreu afogado nesta quarta-feira (6) em Ilhéus, no sul da Bahia, onde passava as férias com a família. Idemar Silva Lima, 30 anos, entrou no mar depois que a irmã de 22 começou a se afogar e acabou ele mesmo se afogando na praia do Cristo. Segundo informações da delegacia, Idemar entrou na água para tentar dar socorro à irmã. O filho dele de 8 anos também entrou no mar. No momento do fato, dois salva-vidas estavam trabalhando e conseguiram resgatar a jovem e o menino da água com vida, mas Idemar não resistiu e quando foi retirado já estava morto. A irmã e o filho resgatados passam bem. O corpo de Idemar foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus e ainda não há detalhes do enterro. (Correio)

Comente agora
06
Jan
Petróleo fecha abaixo de US$ 35
Postado por: Anacley Souza / 19:45h

Os preços do petróleo tiveram queda de cerca de 6% nesta quarta-feira (5), após ficarem abaixo de US$ 35 por barril pela primeira vez desde 2004. Um forte e inesperado aumento nos estoques de gasolina dos Estados Unidos reforçou o cenário negativo de excesso de oferta no mercado. Os contratos futuros do petróleo Brent (a principal referência no mercado internacional) tiveram queda de US$ 2,19, ou 6,01%, a US$ 34,23 por barril. Mais cedo, caiu para US$ 34,13, menor nível desde o fim de junho de 2004. O petróleo nos EUA (tipo WTI) caiu US$ 2, ou 5,56%, encerrando a US$ 33,97 por barril, nova mínima de nove anos. Dados do governo dos Estados Unidos mostrando uma queda inesperada de 5,1 milhões de barris nos estoques de petróleo na semana passada foram ofuscados por um aumento de 10,6 milhões de barris de petróleo nos estoques de gasolina, o maior aumento semanal desde 1993 nos EUA. "Mesmo que a queda nos estoques de petróleo tenha sido grande, o aumento na gasolina foi ainda mais espetacular e esmagador para o mercado", disse John Kilduff, sócio da Again Capital, fundo de hedge para energia em Nova York. "A gasolina era a única fonte de força dentro do complexo e parece que isso acabou." Essa foi a segunda diminuição nos estoques norte-americanos em três semanas.  (Globo)

Comente agora
06
Jan
Pierre Boulez, maestro e compositor francês, morre aos 90 anos
Postado por: Anacley Souza / 19:35h

O maestro e compositor de música clássica francês Pierre Boulez morreu na noite desta terça-feira (5) em em Baden-Baden, na Alemanha, onde morava, anunciou a família em um comunicado. "Para todos os que o trataram e puderam apreciar sua energia criativa, sua exigência artística, sua disponibilidade e sua generosidade, sua presença continuará sendo viva e intensa", diz a nota divulgada pela Filarmônica de Paris, fundada por ele. A causa da morte não foi revelada.

Comente agora
06
Jan
Portal do eSocial tem falha na emissão de guias do 13º salário de domésticos
Postado por: Anacley Souza / 19:25h

Faltando um dia para o fim do prazo, o portal do eSocial apresentou novo problema na emissão de guias para o pagamento do 13º salário de trabalhadores domésticos. A Receita Federal informou que os contribuintes que tentaram pagar o 13º de 2016 no dia 1º de janeiro de 2016 não conseguiram emitir as guias corretas. Desde o primeiro dia de janeiro, o mecanismo apresentou problema com a mudança do ano e passou a gerar guias referentes a 2015 com a data de 2016. O órgão não tem uma estimativa sobre a quantidade de trabalhadores afetados pela falha, mas acredita que é um porcentual pequeno. A Receita informou que apenas um dos 40 servidores do órgão que atendem o portal apresentou problema.

Comente agora
06
Jan
Idoso aparece morto em praia de Salvador com marcas de agressão
Postado por: Anacley Souza / 19:15h

O corpo de um homem morto apareceu na areia da praia do Jardim de Alah, orla de Salvador, na tarde desta quarta-feira (6). O homem, que aparenta ser idoso, foi encontrado sem roupas e com marcas de ferimentos na cabeça. Antes de parar na areia, o corpo boiava no mar. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da morte. A cena foi vista no lado oposto do local onde um carro com suspeitos invadiu o ponto de ônibus no Jardim de Alah e matou duas pessoas, no início da tarde. Uma terceira pessoa ficou ferida e levada ao Hospital do Subúrbio. No entanto, não há relação entre as duas situações. (G1 Bahia)

Comente agora
06
Jan
Jaques Wagner diz que governo não tem 'coelho na cartola' para a economia
Postado por: Anacley Souza / 19:02h

O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou nesta quarta-feira (6) que o governo não tem um “coelho na cartola” para recuperar a economia do país. Ele concedeu entrevista após se reunir com o vice-presidente Michel Temer no gabinete do peemedebista. Para o ministro, o governo não está mais em "tempo de pacotes" e deve buscar retomar a confiança do empresariado e da população. Ele disse ainda que o governo deve buscar o crescimento econômico "passo a passo", sem anunciar "nada bombástico" nos próximos dias. "Sinto que tem muita gente que fica perguntando quando sairá a grande notícia. Nós não estamos mais em tempo de pacotes, apesar disso não estar a meus cuidados, está sob os cuidados do Nelson [Barbosa, ministro da Fazenda] e do Valdir [Simão, ministro do Planejamento], mas acho que não tem nada bombástico", disse o ministro. "Na verdade, a gente tem consciência que as coisas vão ser passo a passo, retomando a confiança do empresariado interna e externamente, recuperando as esperanças das pessoas com mais emprego, mas é uma coisa paulatina, não tem nada. [...] Parece que as pessoas esperam a grande notícia, o coelho da cartola. Não tem coelho na cartola. Vamos buscar o equilíbrio econômico e fiscal, criando as trilhas para a retomada do crescimento", acrescentou. Segundo Wagner, embora o encontro com Temer tenha durado cerca de duas horas, não havia pauta definida. Ele afirmou que foi uma conversa de "início de ano". Ao fazer uma avaliação do cenário político entre o fim de 2015 e o começo de 2016, o chefe da Casa Civil disse que o ano terminou melhor do que "muita gente esperava".

Comente agora
06
Jan
iPhone 7 não terá entrada padrão para fone de ouvido
Postado por: Anacley Souza / 18:52h

Sites de tecnologia chineses e japoneses estão divulgando que o iPhone 7, próximo lançamento da linha de smartphones da Apple, não terá o conector padrão para os fones de ouvido jack 3,5 mm. Desse modo, os consumidores deveriam utilizar acessórios compatíveis com o padrão Lightning, já usado nos smartphones da Apple para funções de recargas e conexões a computadores. Caso esses rumores sejam confirmados, a Apple deverá vender os novos iPhones já com adaptadores. Segundo informações do site TecMundo, o motivo da mudança seria economia de espaço na carcaça do smartphone, permitindo que os dispositivos sejam mais finos no futuro. A outra hipótese é a fidelidade de áudio, uma vez que a conexão Lightning garante resultados melhores do que os do jack 3,5 mm.

Comente agora
06
Jan
Juiz decreta 'toque de acolher' em Cícero Dantas e Heliópolis
Postado por: Anacley Souza / 18:47h

O juiz José Brandão, das comarcas de Cícero Dantas e Antas, na região do semiárido nordeste II, se reuniu na manhã desta terça-feira (5) com o comandante geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, para discutir sobre a implantação de um “Toque de Acolher” em Cícero Dantas e Heliópolis. A medida protetiva sugerida pelo magistrado restringe a circulação de adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis após às 21h (menores de 13 anos); 22h (menores de 14 e 15 anos); e 23 horas (menores de 16 a 18 anos incompletos). O encontro foi realizado no Quartel dos Aflitos, em Salvador. De acordo com o magistrado, o coronel afirmou que disponibilizaria mais viaturas e policiais para auxiliar as rondas do toque de acolher, visando a redução do número de ocorrências envolvendo adolescentes.

Comente agora
06
Jan
Policiais encontram 'tereza' durante vistoria e frustra fuga de presos em Brumado
Postado por: Anacley Souza / 18:36h

Policiais civis da cadeia de Brumado tiveram uma surpresa durante vistoria no local nesta quarta-feira (6). Eles encontraram numa das celas uma corda feita com lençóis pelos detentos, objeto conhecido como “tereza”. Segundo investigadores, a ferramenta seria utilizada na fuga de presos. Segundo o site Brumado Notícias, esta é a segunda tentativa de fuga do local frustrada pelos policiais, em menos de 20 dias. Em 22 de dezembro do ano passado, presos serraram a grade de uma cela. A polícia realizará novas vistorias, para tentar encontrar novos objetos para fuga.

Comente agora
06
Jan
Encontro de Vênus e Saturno poderá ser visto esta madrugada
Postado por: Anacley Souza / 18:27h

Um fenômeno relativamente raro poderá ser observado no céu brasileiro a partir da madrugada de amanhã (7). Segundo o astrônomo do Observatório Nacional Jair Barroso, haverá o encontro entre os planetas Vênus e Saturno nas proximidades de Antares, a estrela mais brilhante da constelação zodiacal do Escorpião. A partir desta madrugada, os planetas estarão bem próximos e continuarão se aproximando até se sobreporem visualmente na madrugada de sexta-feira (9). Uma conjunção desse tipo nas proximidades da estrela Antares só vai voltar a ocorrer no final de 2045. A movimentação poderá ser acompanhada nas próximas três madrugadas a olho nu, de acordo com Barroso. O melhor horário é logo antes do nascer do Sol, que varia de acordo com o local de observação. No Rio de Janeiro, será por volta das 5h30. Nos próximos dias, a lua estará minguando até desaparecer, na fase Nova. A ausência do brilho do satélite vai ajudar a visualizar os planetas e a estrela. Vênus e Saturno estarão visíveis no horizonte Leste, sendo melhor visualizados nos locais em que o horizonte está livre, como no litoral. Do lado oposto, estará Antares.

Comente agora
06
Jan
Ex-goleiro Bruno diz que não é "tio Patinhas" e está falido
Postado por: Anacley Souza / 18:18h

O ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio, afirmou nesta terça-feira (5) que está falido e, ao contrário do que pessoas imaginam, ele não tem dinheiro guardado. "Quando se fala em Bruno, tem muita gente que acha que o Bruno é um tio Patinhas da vida, acha que o Bruno tem uma fortuna guardada lá fora. Eu perdi tudo, financeiramente zerado", declarou o jogador em entrevista concedida à Rádio Itatiaia. Atualmente, Bruno cumpre pena na APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Santa Luzia, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Questionado se houve exploração indevida por causa do caso Eliza Samudio, o jogador afirmou que muitas pessoas aproveitaram da sua situação. "Não vou citar nomes, não é legal, mas quando fui preso (em 2010), logo no início do meu caso, lógico que você fica psicologicamente muito abalado e você acredita em qualquer coisa que o advogado fala. Está desesperado. Então pessoas aproveitaram muito dessa situação, no início', afirmou Bruno. Segundo o jogador, o acesso a apenas um advogado causou "uma estranheza muito grande" a ele. O ex-capitão do Flamengo, no entanto, projeta um futuro bem diferente do atual e credita isso ao cumprimento da pena na unidade prisional, onde está desde setembro do ano passado. Na entrevista, ele não fez nenhum comentário sobre a morte da ex-amante e pela qual foi condenado. "Se eu estivesse em um presídio comum, seria muito mais difícil de alcançar. O presídio comum deixa muitas marcas. (...) A gente pode pagar o nosso erro com dignidade.

Comente agora
06
Jan
Governo vai lançar programa para estimular venda de veículos em 2016
Postado por: Anacley Souza / 18:09h

O governo deve anunciar ainda em janeiro a assinatura de um decreto que estimule a venda de veículos novos em 2016, afirmou nesta quarta-feira (6) o presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotivos (Fenabrave), Alarico Assumpção. "São 19 entidades do setor automotivo que estão discutindo com o governo um novo programa de renovação de frota, que deverá se chamar Programa Sustentabilidade Veicular, e o anúncio deverá ser feito no decorrer deste mês", disse. Segundo ele, há um "compromisso verbal" para a implementação dessa medida. Assumpção evitou dar mais detalhes sobre o acordo, que ainda está sendo costurado, mas garantiu que não haverá subsídios por parte do governo. "Isso não existirá, porque o governo não tem condição, não tem caixa", declarou. "O acordo deve se dar por meio de alguma taxa ou de algum seguro", acrescentou. Segundo o presidente da Fenabrave, as discussões tiveram início há alguns meses, a pedido do próprio governo. Entre as instituições envolvidas estão entidades que representam as montadoras, os metalúrgicos e os sindicatos de trabalhadores, além da própria Fenabrave. As discussões sobre o programa ocorrem em meio à terceira retração anual seguida das vendas de veículos novos. Em 2015, foram 2,569 milhões de unidades vendidas, recuo de 26,5% em relação ao volume de 2014 (3,497 milhões), o maior tombo desde 1987. Em 2014, houve recuo de 7,15% em relação ao ano anterior. Em 2013, a queda havia sido de 0,9%, a primeira baixa em dez anos. O setor automotivo teve seu auge em 2012, quando vendeu 3,8 milhões de unidades. À época, o mercado ainda contava com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida que tornou os veículos mais baratos e estimulou o consumo. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
06
Jan
Hemoba faz campanha para doação de sangue durante o verão
Postado por: Anacley Souza / 18:05h

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) faz campanha para doação de sangue durante o verão, período em que os estoques caem e, ao mesmo tempo, aumenta a demanda transfusional. A redução de doadores se deve ao período festivo e de férias. Porém, pelo mesmo motivo, aumenta o movimento nas estradas, com mais acidentes envolvendo vítimas que precisam de transfusão. A convocação nesse período pretende evitar uma crise no fornecimento de sangue para hospitais e unidades de pronto-atendimento. Em Salvador, os interessados em doar podem comparecer ao hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, na Avenida Vasco da Gama. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Os voluntários têm também como opção os Hemóveis (unidades móveis do órgão), estacionados no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h/13h às 16h30, e no Hospital Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30/13h às 16h.

Critérios de doação: Para ser um doador é preciso apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.

Não podem doar: mulheres grávidas, ou em fase de amamentação; aqueles que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; que tiverem feito tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; e os que tiveram hepatite após os dez anos de idade.

Comente agora
06
Jan
Estilista de Beyoncé cria capa de celular para selfie perfeita
Postado por: Débora Ayane / 18:00h

Maquiagem bem feita, cabelo impecável e o seu melhor ângulo. Nem todos esses fatores são capazes de garantir uma selfie perfeita. O grande segredo está na luz adequada. Sabendo disso, Ty Hunter, estilista de Beyoncé, criou uma capa pra iPhone que vem com uma luz embutida pra deixar os cliques ainda mais bonitos.A capinha ainda conta com três opções de luz: uma pra tirar fotos ao ar livre, outra pra noite e uma última mais neutra que se adequa a qualquer situação.Em entrevista à Glamour americana, Ty garantiu que não é necessário nem o uso de filtros do Instagram quando as fotos são tiradas usando a capa, de tão legais que elas ficam. A novidade já está sendo vendida online e, por enquanto, só está disponível pra iPhone 6, mas uma versão pra Samsung Galaxy já está a caminho.

Comente agora
06
Jan
Contraceptivo masculino pode revolucionar o planejamento familiar
Postado por: Débora Ayane / 17:56h

Desde as vasectomias aos métodos contracetivos que a sociedade tenta dividir a responsabilidade do planejamento familiar entre mulheres e homens. Agora, um empreendedor alemão, Clemens Bimek, diz ter a solução para controlar a fertilidade masculina. Um interruptor capaz de impedir que o esperma seja ejaculado. Segundo o Daily Mail, o interruptor com 1,8cm é implantado dentro do escroto, num procedimento com anestesia local que dura cerca de 30 minutos, e permite ao homem ‘ligar’ ou ‘desligar’ a sua fertilidade. Se o homem decidir que quer ser pai, basta ‘ligar’ o interruptor que lhe foi implantado no escroto, permitindo que o esperma seja ejaculado. Caso contrário o interruptor irá redirecionar o esperma de novo para os testículos do homem, tornando-o temporariamente infértil. Os primeiros testes estão já sendo realizados com 25 homens. Pode saber mais sobre este implante aqui.

Comente agora
06
Jan
Ônibus atola em bairro de Feira de Santana e moradores culpam Conder por problema
Postado por: Débora Ayane / 17:52h

O atolamento de um micro-ônibus da empresa Rosa na manhã desta quarta-feira (6), no bairro da Estação Nova, em Feira de Santana, gerou reclamações por parte dos moradores do local. Eles afirmam que o asfalto da rua está cedendo, devido a obras feitas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Populares relatam que convivem com esta situação há três meses. Apesar de já terem cobrado providências à Conder, nada teria sido resolvido. “O pessoal da Conder está fazendo essa obra de esgoto, mas a rua está esculhambada, a moto afundou, o ônibus também e a rua está toda nessa situação”, afirmou a moradora Leila Pinho ao site Acorda Cidade. A poeira causada pela obra também estaria causando problemas de saúde em crianças do bairro. “As crianças estão adoecendo com a poeira e agora choveu e ficou essa lama. O calçamento cedeu todo agora pela manhã e os moradores estão ajudando os motoristas para tirar os veículos atolados”, relatou o morador Nivaldo Feitosa à publicação. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a Conder em Feira de Santana, mas não obteve êxito. (BN)

Comente agora
06
Jan
Em nota oficial, Bahia anuncia saída de Charles Fabian
Postado por: Débora Ayane / 17:48h

O Bahia comunicou no final da tarde desta quarta-feira (6) que Charles Fabian não fará mais parte do quadro de funcionários do clube. De acordo com a nota, as partes chegaram a um acordo sobre o desligamento e o profissional vai dar seguimento a sua carreira de treinador. Charles, que esteve no clube desde 2013, foi técnico da equipe sub-20, auxiliar técnico e técnico do time profissional durante a Série A de 2014 e em seis partidas na fase final Campeonato Brasileiro da Série B de 2015. Foram duas vitórias, um empate e três derrotas. Um aproveitamento de 38,8% dos pontos. "O vínculo empregatício foi interrompido, mas o afetivo jamais será. Charles tem seu nome gravado na história do clube e deixa o Esquadrão com as portas abertas. Boa sorte, Charles", escreveu o clube. (BN)

Comente agora
06
Jan
Idoso aparece morto em praia de Salvador com marcas de agressão
Postado por: Débora Ayane / 17:41h

O corpo de um homem morto apareceu na areia da praia do Jardim de Alah, orla de Salvador, na tarde desta quarta-feira (6). O homem, que aparenta ser idoso, foi encontrado sem roupas e com marcas de ferimentos na cabeça. Antes de parar na areia, o corpo boiava no mar. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da morte. A cena foi vista no lado oposto do local onde um carro com suspeitos invadiu o ponto de ônibus no Jardim de Alah e matou duas pessoas, no início da tarde. Uma terceira pessoa ficou ferida e levada ao Hospital do Subúrbio. No entanto, não há relação entre as duas situações. (G1)

Comente agora
06
Jan
Coreano cria robô para beber com ele
Postado por: Débora Ayane / 17:32h

Já aconteceu de você querer beber mas não ter companhia? O inventor coreano Eunchun Park passou por essa situação em 2012, no durante o natal. Motivado pela experiência, ele criou o Drinky, um robô companheiro de copo. É possível vê-lo funcionando no vídeo abaixo. O robô tem braços articulados que lhe permitem pedir bebida estendendo o copo, depois brindar com o companheiro e, em seguida, virar a bebida. Todo álcool que ele consome vai para um reservatório na parte inferior de seu corpo, então nada é perdido. Depois de beber, o Drinky fica vermelho: duas luzinhas vermelhas em suas bochechas se acendem.Segundo o Eunchan Park, na triste noite de natal em 2012, ele não tinha namorada, então serviu dois copos, brindou e bebeu sozinho. Após a experiência, ele percebeu que o Soju (uma bebida alcólica popular na Coreia) não tem o mesmo gosto quando é bebido sem companhia.Park recebeu apoio do Art Center Nabi, (um museu em Seoul na Coreia do Sul) para construir o Drinky. Não há planos para produzí-lo em escala, porém. (Olhar Digital)

Comente agora
06
Jan
Casal é flagrado fazendo sexo em necrotério de hospital em São Paulo
Postado por: Débora Ayane / 17:26h

Um casal foi flagrado tendo relações sexuais em uma maca do necrotério do Hospital Regional de Sorocaba, o maior hospital público da região. O flagra foi dado por uma funcionária quando levava o corpo de um bebê para o necrotério, que funciona no subsolo do hospital. Ela denunciou o caso à diretoria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, responsável pela unidade.O caso ocorreu no dia 27 de dezembro último, mas só nesta quarta-feira, 6, com a repercussão do episódio, a diretoria abriu uma apuração preliminar. De acordo com os comentários, o homem e a mulher encontrados nus em atividade sexual, seriam funcionários de uma empresa terceirizada e trabalham na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Quando o fato ocorreu, havia corpos no necrotério à espera de encaminhamento para o Instituto Médico Legal (IML).Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado informou que a diretoria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba recebeu a denúncia sobre o caso e abriu uma apuração preliminar para identificar os supostos funcionários que estariam envolvidos. Se o fato for confirmado, serão tomadas as providências cabíveis.

Escândalo
O Conjunto Hospitalar de Sorocaba recebe pacientes de 48 cidades da região. Em 2011, o Regional esteve envolvido num escândalo, quando membros da diretoria e do corpo clínico foram presos na Operação Hipócrates, da Polícia Civil e do Ministério Público, acusados de fraudar contratos, licitações e o pagamento de plantões médicos. Na ocasião, o conjunto hospitalar sofreu intervenção do Estado. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
06
Jan
Chuva em Salvador: Defesa Civil já recebeu 92 solicitações de emergência
Postado por: Débora Ayane / 17:22h

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), até às 15h19 desta quarta-feira (6), o órgão registrou 92 solicitações de emergência, devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde a segunda-feira (4). Foram cinco alagamentos de área, 12 alagamentos de imóvel, 16 ameaças de desabamento de imóvel, 22 ameaças de deslizamentos de terra, 11 ameaças de queda de árvore, duas árvores caídas, uma avaliação de imóvel alagado, um desabamento de imóvel, 14 deslizamentos de terra, dois destelhamentos, um galho de árvore caído, quatro infiltrações e uma orientação técnica. Até o momento, a Codesal informa que não há registro de feridos. O órgão permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. (Metro1)

Comente agora
06
Jan
Arquiteta tem que pagar multa a batalhão da PM por desacato; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:18h

A arquiteta Ana Maria Lucas de Souza, que foi flagrada em um vídeo tentando dar “carteirada” a um policial do 31ª Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, teve que pagar três salários mínimos por desacato. O valor total da multa é de R$ 2.364, que será destinado para o batalhão que sofreu o desacato da profissional. No vídeo, a mulher aparece gritando: “Eu sou arquiteta e estou fazendo obras com várias UPPs". Ela havia sido abordada por um policial que pediu apresentação dos documentos e do carro. O valor foi afixado em uma audiência especial realizada em outubro do ano passado. A arquiteta apenas respondeu a uma transação penal, sem cunho condenatório. Ela não será denunciada pelo Ministério Público e nem sofrerá outras penas por já ter pagado a multa. O acordo não tira o caráter de réu primário da arquiteta. Em 26 de novembro, a juíza Simone Cavalieri Frota anulou a pena contra a autora. "Considerando que já houve cumprimento da obrigação, julgo extinta a pena aplicada à Ana Maria Lucas de Souza", disse a magistrada na sentença. A arquiteta pediu gratuidade nas custas do processo alegando que não podia arcar com o valor e foi concedido o benefício.

Assista: 

Comente agora
06
Jan
Secretário-geral da ONU condena Coreia do Norte e exige fim de testes nucleares
Postado por: Débora Ayane / 17:12h

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou nesta quarta-feira (6) o teste nuclear feito pela Coreia do Norte e exigiu que o país “cesse todas as atividades nucleares”. “Condeno-o inequivocamente. Exijo que a RPDC [República Popular Democrática da Coreia, nome oficial] cesse todas as atividades nucleares”, disse Ban Ki-moon, em uma declaração à imprensa antes do início de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a situação. Para o secretário-geral, o teste – o quarto realizado pelo regime de Pyongyang – é “muito preocupante”, “profundamente desestabilizador para a segurança regional” e “gravemente nocivo para os esforços internacionais de não proliferação [nuclear]”, acrescentou. Ban Ki-moon sublinhou ainda que o ensaio nuclear constitui uma “nova violação flagrante de várias resoluções do Conselho de Segurança” que proíbem Pyongyang de realizar atividades nucleares. A Coreia do Norte anunciou ter realizado um ensaio bem-sucedido de uma bomba de hidrogénio com “um dispositivo miniaturizado”. Três ensaios nucleares norte-coreanos, realizados em 2006, 2009 e 2013, levaram à imposição de uma série de sanções da ONU ao país. (UltimoSegundo)

Comente agora
06
Jan
Capital: OAB-BA participa de Lavagem do Bonfim pelo terceiro ano consecutivo
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 17:08h

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) participa pelo terceiro ano consecutivo da Lavagem do Senhor do Bonfim, que acontecerá na próxima quinta-feira (14), em Salvador. Com a participação de advogados, diretores e conselheiros, a caminhada terá concentração em frente ao 2º Distrito Naval, às 7h, em direção à Igreja do Bonfim, e contará com o som de uma animada charanga. A instituição estará presente para defender a diversidade religiosa. Os interessados em participar da caminhada podem adquirir o chamado “Kit Bonfim”, composto por camisa e boné, vendido por R$ 15. O kit é vendido através do site da OAB e na sede da instituição, na Rua Portão da Piedade (até o dia 13 de janeiro). A entrega das peças será realizada entre os dias 11 e 13 de janeiro, na sede da OAB, mediante apresentação do comprovante de pagamento e documento de identificação do comprador. No caso de entrega a terceiros, além do comprovante e da identificação, também deverá ser apresentada uma autorização específica do comprador. Mais informações pelo número 3329-8928.

Comente agora
06
Jan
Uau! Izabel Goulart faz topless e exibe bronzeado na praia em Trancoso na Bahia
Postado por: Débora Ayane / 17:05h

Izabel Goulart mostrou que está em boa forma e com tudo durante um passeio que fez a praia nesta quarta-feira (6) em Trancoso, na Bahia. A modelo, que está passando férias desde o fim do ano no balneário localizado no litorla sul baiano, chegou na areia com um biquíni todo estampado e com óculos escuros, exibino o corpo sarado e todo bronzeado, mas não ficou assim por muito tempo. Logo depois, a morena tirou a parte de cima do traje e fez um topless, dando as costas para o sol, deixando a vista todas as curvas do seu corpo escultural.

Comente agora
06
Jan
Manaus multa quem não previne reprodução do vírus da dengue
Postado por: Débora Ayane / 17:02h

Os donos de 70 imóveis de Manaus foram multados nos últimos três meses de 2015, porque as suas instalações apresentaram condições favoráveis à proliferação do aedes aegypti. O mosquito transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. As multas podem chegar a R$ 37 mil. A definição do valor depende do número de criadouros e larvas do mosquito encontrados no local. Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Manaus, Marco Fabris, a fiscalização foi maior nos imóveis considerados de alto risco para a doença como terrenos baldios e oficinas; ferros-velhos, áreas em construção e condomínios. “Esses imóveis estão identificados. São chamados de PEs, Pontos Estratégicos, onde os agentes de endemias sempre fazem a fiscalização e constatam a presença de criadouros. O agente vai ao local a cada 15 dias. Se ele constata que não há melhora, a vigilância é acionada. Ela vai ao local e faz um auto de infração para aquele responsável”, explicou. O proprietário pode recorrer da multa. Em caso de reincidência, o valor é dobrado e a propriedade pode ser interditada. Marco Fabris ressalta que donos de residências também podem ser multados. (Agência Brasil)

Comente agora
06
Jan
Privada inteligente consegue se autolimpar e controlar odores
Postado por: Débora Ayane / 16:56h

Nós esperamos ver uma série de grandes tecnologias para casas conectadas durante a CES 2016, feira internacional de eletrônicos que acontece essa semana em Las Vegas. Mas há uma em particular que nos chamou atenção: uma privada inteligente. O Neorest 750H é um bidê com recursos inteligentes que conseguem detectar sua presença, controlar odores e prevenir que ela entupa, por exemplo. E, claro, como era de se esperar o modelo é eficiente e evita o desperdício de água. A Toto, companhia americana por trás do invento, já havia mostrado uma privada inteligente no ano passado a US$ 9.800. Nesse ano, a companhia exibe uma nova versão que não sai também por menos de US$ 10 mil. E a esse preço, bem, você espera que a sua privada faça de tudo. E de fato, a Neorest faz. Há um sistema duplo de jato para lavar o seu bumbum, que a companhia diz que reduz a necessidade de papel e uma espécie de ventilador para secá-lo. Ah, e um sistema de purificação de ar que elimina possíveis odores. O assento é revestido com um material suave feito de cerâmica e fortificado com zircônio, que previne o acúmulo de sujeira.

Comente agora
06
Jan
Vendas de veículos caem em 2015, diz Fenabrave
Postado por: Débora Ayane / 16:50h

As vendas de veículos caíram 21,85% no ano passado, na comparação com o resultado do ano anterior. Em 2015, foram vendidos 3.982.816 unidades contra 5.096.207 em 2014. De acordo com dados divulgados hoje (6) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), na comparação de dezembro, quando foram comercializadas 370.996 veículos, com novembro (311.464), houve aumento de 19,11%. Quando comparado o mês de dezembro com o mesmo período do ano passado, as vendas caíram 27,62%, ao passar de 512.577 para 311.464 em 2015. Segundo o balanço da Fenabrave, o número total de automóveis vendidos no Brasil caiu 25,59% no ano passado em relação ao total do ano anterior. Foram negociados 2.476.904 unidades em 2015 ante as 3.328.771 de 2014. Também houve queda quando se compara dezembro de 2015 com o mesmo período de 2014 (37,59%). Já na comparação de dezembro com novembro, houve elevação de 16,54%. (Agência Brasil)

Comente agora
06
Jan
SSA: “Ex-coordenador do carnaval, vereador Claudio Tinoco questiona Rui Costa”
Postado por: Débora Ayane / 16:44h

Em meio às afirmações do governador Rui Costa (PT) a respeito do quantitativo financeiro insuficiente para investir no policiamento durante o Carnaval de Salvador deste ano, o vereador Claudio Tinoco (DEM), que é ex-presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e ex-coordenador do carnaval, questionou o petista sobre os gastos. “Governador, detalhe, com transparência total, a utilização dos recursos do carnaval de 2015. Com o que os R$ 80 milhões foram gastos? Depois disso, posso ajudá-lo a encontrar os recursos para a segurança pública”, disparou durante entrevista para a rádio Vida FM (106.1), realizada na manhã de hoje (6 de janeiro). Isso porque, segundo Rui Costa, em 2015, o estado investiu R$ 80 milhões no carnaval. Para este ano, estão previstos R$ 42 milhões destinados à festa e ao pagamento das horas extras dos policiais civis, militares e bombeiros. “O Carnaval de Salvador é uma festa autossustentável e digo isso com responsabilidade e conhecimento. Este megaevento gera empregos.

Comente agora
06
Jan
Anonymous tem novo alvo: a polícia tailandesa
Postado por: Débora Ayane / 16:39h

O grupo Anonymous declarou guerra à polícia da Tailândia. Segundo o The Guardian, já foram fechados vários sites em protesto, depois de, supostamente, a polícia ter culpado dois homens birmaneses de matar dois turistas britânicos. O grupo publicou 15 links da polícia tailandesa e vários endereços de email pedindo aos seus membros para os hackear. Os dois birmaneses foram sentenciados à morte no dia 24 de dezembro pela violação e assassinato de Hannah Witheridge e a morte de David Miller, em setembro de 2014. O caso chamou a atenção porque, por várias vezes, os migrantes são falsamente acusados de crimes, como teria sido o caso. (N. ao Minuto)

Comente agora
06
Jan
Após dias de longas filas, ferry volta a ter movimento tranquilo, diz empresa
Postado por: Débora Ayane / 16:31h

O fluxo de veículos e de pedestres é considerado tranquilo no sistema ferry boat, que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, na tarde desta quarta-feira (6), segundo informações a Internacional Travessias. O movimento é diferente do registrado em dias anteriores, quando usuários tiveram de enfrentar longas filas durante o retorno do feriado. Na terça, uma motorista reclamou de espera de mais 5h na Ilha de Itaparica para embarcar no ferry. Nesta quarta, o movimento é tranquilo tanto no terminal de Bom Despacho, na Ilha, quanto no de São Joaquim, na capital baiana. Ao todo, cinco embarcações estão em operação: Maria Bethânia, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Agenor Gordilho e Pinheiro. As saídas ocorrem a cada 1h e, segundo a Internacional Travessias, as pessoas que estão nos terminais conseguem embarcar dentro da hora regular de atendimento. Segundo a empresa, caso haja aumento na demanda, viagens extras poderão ser realizadas durante esta quarta. A venda das passagens para o serviço Hora Marcada é feita somente através do site da empresa e atende, exclusivamente, aos condutores de veículos (e seus respectivos passageiros). O pagamento para esta modalidade pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito. (G1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com