As comentadas


Boa tarde , Sábado, 30/05/2015








Enquete



Reflita

Blog

10
Mai
Acidente na BA-093 mata secretário de obras de Araçás
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:13h

O secretário de obras da Prefeitura Municipal de Araçás, Alan Borges, morreu na madrugada deste domingo (10) em um acidente na BA-093. A van em que estava o secretário colidiu com uma árvore na altura do Povoado de Frangos, na saída de Pojuca no sentido Araçás, cidade do Litoral Norte baiano, por volta das 4h da manhã. O secretário tinha 37 anos e deixa esposa e dois filhos. A assessoria de comunicação da prefeitura ainda não divulgou detalhes sobre o local do velório e do sepultamento. (BN)

Comente agora
10
Mai
Presidente do Vitória da Conquista emite nota de repúdio a TV Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:05h

A torcida do Vitória da Conquista não ficou nada contente com a chamada veiculada pela TV Bahia para o jogo entre o Esquadrão de Aço e o América Mineiro, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2015. Chamando a equipe do sudoeste de “Bode assado na brasa”, a emissora irritou o presidente Ederlane Amorim, que através do site oficial do clube emitiu uma nota de repúdio ao fato e pediu mais respeito em relação ao time que conquistou a segunda posição no certame estadual deste ano.

Confira abaixo a nota de repúdio do Vitória da Conquista para a TV Bahia:

"O ESPORTE CLUBE PRIMEIRO PASSO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, clube com 10 anos de fundação e já considerado a terceira força do futebol da Bahia pelos resultados obtidos ao longo deste tempo, com a disputa de vários títulos, com destaque para a conquista do Campeonato Baiano da segunda divisão de 2006 e o Tetra Campeonato da Copa Governador do Estado (2010, 2011, 2012 e 2014), além do vice-campeonato da primeira divisão deste ano de 2015, vem por meio desta nota, REPUDIAR a veiculação por meio da TV BAHIA, de uma chamada para a partida do Bahia pela Série B do Campeonato Brasileiro, utilizando o nome do nosso clube e consequentemente da nossa cidade de forma pejorativa. Por entender que pela parceria que esta emissora tem com a Federação Bahiana de Futebol, sendo responsável pela transmissão do campeonato estadual, deveria atuar como incentivadora deste esporte no estado, principalmente no interior do estado, onde os clubes enfrentam grandes dificuldades para fazer um trabalho sério. Chegar a uma decisão do Campeonato Baiano não é tarefa fácil para um clube do interior, diante da força e expressão da dupla Bahia e Vitória no cenário esportivo estadual, e ainda assim, o ECPP VITÓRIA DA CONQUISTA o fez com maestria em 2015, chegando à última partida da competição invicta e com amplas possibilidades da conquista do primeiro lugar.

A forma desrespeitosa com que o nosso clube e a nossa cidade foram tratadas provocou grande revolta em nossa diretoria, torcedores e em conquistenses de um modo geral. Assim, em face deste flagrante desrespeito vimos por meio desta solicitar a pronta retratação por parte dos responsáveis pela infeliz veiculação e o compromisso de evitar futuras utilizações do nosso nome de forma que venham denegrir a imagem do clube, fazendo o presente REPÚDIO em homenagem a todos os profissionais e torcedores do ECPP que, com zelo, dedicação e respeito, fizeram um grande campeonato estadual de futebol, sendo inclusive um dos destaques na premiação dos melhores da competição.

  1. Ederlane Amorim Silva
  2. Presidente do ECPP Vitória da Conquista"
Comente agora
10
Mai
Rosberg vence o GP de Barcelona da F1
Postado por: Anacley Souza / 12:05h

O alemão Nico Rosberg venceu o GP de Barcelona e conquistou sua primeira vitória na temporada 2015 da Fórmula 1, com Hamilton em segundo lugar. Com o resultado, Rosberg diminiu a desvantagem para o companheiro de Mercedes na classificação do mundial de construtores. O alemão chegou aos 91 pontos, vinte a menos que Hamilton. Após largar na pole, o vice-campeão mundial em 2014 dominou a prova do início ao fim e conquistou o triunfo sem sustos. Líder da competição, Lewis Hamilton errou na largada e perdeu o segundo lugar para Sebastian Vettel, da Ferrari. No entanto, o britânico recuperou a posição e subiu no pódio à frente do tetracampeão. Após largar na nona posição, o brasileiro Felipe Massa terminou em sexto lugar, duas posições atrás do companheiro de Williams, Valteri Bottas. Já Felipe Nasr, da Sauber, terminou em 12º A próxima etapa da F1 acontece no dia 24, no tradicional circuito de Monte Carlo, em Monaco. 

Confira a classificação final do GP de Barcelona:

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

2. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

4. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)

5. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)

Comente agora
10
Mai
Com 'empurrão' da classe C, smartphones dominam mais de 90% do mercado no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 11:46h

Maria da Graça Tostes sentiu-se excluída das novidades da vida de suas amigas. A comerciante fluminense, de 67 anos, tinha um celular simples, que só mandava mensagem e fazia ligações. Sem computador em casa, nunca podia ver as fotos de viagem de sua professora de hidroginástica em uma rede social. Ou as do casamento da filha de uma conhecida, compartilhadas em um grupo de mensagens instantâneas. "A maioria das pessoas tinha um smartphone e eu, não. Ficava mal com isso", diz a comerciante. "Meu genro diz que minha vida mudou depois de comprar um smartphone. Uso para saber que caminho pegar ao dirigir, reencontrei amigos de infância no Facebook e falo com muita gente o dia todo pelo 'zapzap'. É muito bom, porque moro sozinha. O celular ajuda a distrair." No último ano, muitos brasileiros fizeram o mesmo que Maria da Graça. E este movimento, apesar de esperado, foi sem precedentes. Em fevereiro passado, as vendas de celulares comuns caíram 78% em relação ao mesmo mês de 2014, diminuindo de 2,2 milhões para 495 mil aparelhos. 'Faz-tudo' Em março, a queda foi ainda maior: 79%, o maior índice já registrado pela consultoria IDC, que acompanha o mercado de tecnologia. Esta mudança no mercado começou há dois anos. Em 2012, os celulares comuns representavam 73% das vendas. No ano seguinte, porém, os smartphones começaram a se popularizar e suas vendas mais do que dobraram, ao aumentarem 120%. Hoje, os celulares comuns respondem por meros 9% do mercado, e deverão cair para 7% no próximo ano, segundo a IDC. Com isso, os dois tipos de aparelhos inverteram de papéis. O celular comum deixou de ser o padrão para se tornar um nicho, e o smartphone saiu do nicho para virar praticamente o mercado inteiro.

Comente agora
10
Mai
Dupla suspeita de assaltar loja é presa em Salina das Margaridas
Postado por: Anacley Souza / 11:46h

Dois homens foram presos por uma guarnição da Polícia Militar na cidade de Salina das Margaridas acusados de assaltar uma loja de roupas no município. Segundo informações da PM, Raimundo de Jesus Júnior, vulgo ‘Mãozinha’ e Alexandre dos Santos da Luz adentraram o estabelecimento na tarde do último sábado (09) e anunciaram o assalto. A Redação do Portal Voz da Bahia não foi informada se no momento do crime havia clientes na loja. Após investida policial, uma equipe conseguiu interceptar os acusados e com eles foram encontrados grande quantidade de roupas de marcas variadas, trouxas de uma substância aparentando ser cocaína, dois aparelhos celulares, duas mochilas e uma quantia em dinheiro de valor não revelado. Ainda de acordo informações os mesmos foram reconhecidos pelas vítimas e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil da cidade onde estão a disposição da justiça.

Redação Voz da Bahia


Material encontrado com os acusados

Comente agora
10
Mai
Boni revela que Globo já precisou de dinheiro emprestado de Silvio Santos
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 11:45h

Uma das referências quando o assunto é a TV brasileira, a Globo nem sempre esteve no topo como se imagina. Isso, pelo menos, de acordo com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, em entrevista ao programa "Pânico na Band" - que vai ao ar no próximo domingo (10). O ex-diretor revelou que a emissora passou por uma crise nos anos 60 e precisou de um atual concorrente para se salvar: Silvio Santos. O dono do SBT, na época, já era dono do Baú da Felicidade e emprestou dinheiro para a empresa carioca. Ainda durante a conversa, segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o pai de Boninho confessou ter ficado muito chateado por não ter sido convidado para a festa de 50 anos da Globo, já que integrou a equipe de executivos por 30 anos.

Comente agora
10
Mai
Charge do Mário
Postado por: Charge online / 11:38h

Comente agora
10
Mai
Salvador: Codesal registra 81 solicitações apenas nas primeiras horas do domingo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:36h

O número de solicitações da Defesa Civil de Salvador (Codesal) não para de subir. Até as 11h04 o órgão tinha recebido 81 ocorrências. Foram um alagamento de área, oito alagamentos de imóvel, oito ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro e cinco ameaças de deslizamento de terra. Ainda segundo a Codesal, também foram registrados uma ameaça de queda de árvore, dois desabamentos de imóvel, dois desabamentos de muro, dois desabamentos parciais, 49 deslizamentos de terra, uma infiltração e uma pista rompida. Ninguém ficou ferido. (Metro 1)

Comente agora
10
Mai
Criticada por boa forma, Solange, do Aviões, diz: "Redes sociais são praga"
Postado por: Anacley Souza / 11:24h

Solange Almeida, vocalista do grupo "Aviões de Forró", deu sua opinião sobre os comentários maldosos que recebe na internet, em seus perfis em redes sociais, por ter emagrecido e gostar de postar fotos mostrando a atual boa forma. "Essas redes sociais são uma praga (risos), tem pessoas boas que nos amam, mas tem pessoas ruins, essas querem te ver feliz, mas não mais do que elas e procuram qualquer coisa para criticar. Se aparece uma ruga, falam que está velha, que está flácida", disse a cantora em entrevista UOL durante um evento de uma marca de eletrônicos, em São Paulo. Solange, que chegou a pesar quase 120 kg e recorreu a procedimentos estéticos para alcançar o corpo que exibe atualmente, confessou ficar chateada com alguns comentários feitos na web sobre seu corpo. "Todo mundo sabe que eu fiz a redução, plásticas, mas as pessoas não pensam que se eu voltasse a comer como antes engordaria de novo os 50 quilos. Falam que é porque tenho dinheiro, pago os melhores médicos, mas acho que a gente tem que viver a condição que tem, minhas coisas não caíram do céu, eu trabalho muito para ter minhas coisas", rebateu.

Comente agora
10
Mai
Polícia Militar e torcedores do Vitória entram em confronto no Barradão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:11h

Após a derrota do Vitória na estreia do Campeonato Brasileiro da Série B 2015, neste sábado (9), um grupo de torcedores entrou em confronto com a polícia militar. Os rubro-negros protestaram contra a diretoria, em manifestação depois da má fase do time. Ainda durante a partida contra o Sampaio Corrêa, os torcedores gritaram: "Não é mole não, diretoria de 3ª divisão". Bombas de efeito moral e balas de borracha foram usadas pela polícia para conter os torcedores mais exaltados.

Comente agora
10
Mai
Gestor do Sou Mais Vitória tem carro depredado por torcedores em ato de vandalismo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:09h

A confusão envolvendo torcedores do Vitória após a derrota para o Sampaio Corrêa na estreia da Série B terminou com vandalismo. Um grupo de torcedores promoveu a destruição de alguns veículos que estavam estacionados dentro do Barradão. Entre os automóveis danificados estava o carro do gestor do programa de sócio-torcedor Sou Mais Vitória, Marcelo Behrens, que teve os retrovisores danificados. A confusão teve início logo após o apito final da partida, vencida pelo time adversário pelo placar de 2 a 0. O grupo de torcedores entrou em confronto com policiais, que usaram bombas de efeito moral e balas de borracha. (Metro1)

Comente agora
10
Mai
Confira os destaques da semana aqui no Voz da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:06h
Comente agora
10
Mai
Indonésia desmantela rede de prostituição com artistas
Postado por: Anacley Souza / 10:42h

A polícia da Indonésia investiga neste domingo (10) uma rede de prostituição que desmantelou esta semana e que oferecia pela internet a clientes ricos algumas horas ou uma noite com artistas de cinema e televisão famosas. O suposto chefe da operação é um indonésio identificado como Obbie e foi detido na sexta-feira (8) em Jacarta, segundo fontes policiais citadas pelo jornal "Republika". À frente do negócio estava uma mulher indonésia de quem se confiscou uma agenda com os nomes de 200 artistas. As operações aconteciam principalmente em hotéis de luxo em Jacarta e os clientes eram contatados através de aplicativos de internet para a telefonia celular. A polícia também deteve uma protagonista de telenovelas na sexta-feira passada em um hotel que acabava de cobrar de um cliente US$ 7.700 por três horas de companhia. A legislação Indonésia não possui a palavra prostituição, só tipifica os "delitos contra a decência e a moralidade", por isso que sua sanção depende do critério das autoridades. (Globo)

Comente agora
10
Mai
Vacina contra a gripe evita internações e mortes, diz Chioro
Postado por: Anacley Souza / 10:33h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse ontem (9) que a vacina contra a gripe pode evitar 45% das internações e 75% das mortes por complicações da doença. O ministro participou de mobilização do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe, em Porto Alegre. A campanha começou no último dia 4 e vai até 22 de maio. Até lá, o ministério pretende vacinar 80% de cerca de 49,7 milhões de brasileiros que compõem o público-alvo. De acordo com Chioro, eventuais relatos de falta de vacina em alguns municípios são ocorrências pontuais. Ele reafirmou que não faltará vacina no país. “Em alguns lugares há uma grande adesão. Então eventualmente é preciso remanejar, trazer vacinas do outro posto, esperar o dia seguinte. Mas são fenômenos muito pontuais. O número de pessoas programado para vacinar é algo entre 40 milhões, 41 milhões de brasileiros. Nós adquirimos 54 milhões de doses. Todas elas já estão com a gente e estão sendo distribuídas de acordo com o cronograma. Em todo o Brasil, não faltará vacina”, garantiu o ministro da Saúde. Segundo ele, as vacinas disponíveis na rede pública estão de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do medicamento. Em 2015, a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde contém três cepas (tipos) de vírus em combinação: um vírus simular ao Influenza A/California, um similar ao Influenza A/Switzerland e um similar ao Influenza B/Phuket. Questionado sobre o fato de clínicas particulares disponibilizarem uma vacina com quatro cepas – além dos três, contém o Influenza B/Bribane – Chioro reforçou que a vacina do governo é eficaz. (Agência Brasil)

Comente agora
10
Mai
Graça Foster sugere que obra de refinaria foi acelerada para eleição
Postado por: Anacley Souza / 10:26h

Em reunião do Conselho de Administração da Petrobrás realizada em 14 de novembro de 2014, a então presidente da estatal, Graça Foster, afirmou que nunca houve motivos técnicos para que as obras de Abreu e Lima fossem aceleradas, “a não ser terminar a refinaria no ano de 2010”. Em 2010, a presidente Dilma Rousseff foi candidata à Presidência e, naquela eleição, menos de 30% da obra estava pronta e a refinaria não foi concluída. As obras de Abreu e Lima começaram em 2007, sem a conclusão dos projetos básicos, e o valor do parque industrial instalado no litoral sul de Pernambuco saltou de US$ 2,5 bilhões para US$ 18 bilhões, com uma série de aditivos contratuais. A primeira parte da refinaria, que é alvo de investigação por suspeita de desvios para pagamento de propinas, só começou a operar no fim de 2014. A previsão inicial de conclusão era 2011. O áudio da reunião do conselho obtido pelo Estado é uma das gravações que a Petrobrás entregou à CPI da Câmara que apura corrupção na estatal. Na reunião, um dos conselheiros insistiu em saber se a diretoria da Petrobrás poderia ter feito o Plano de Antecipação da Refinaria (PAR), que foi autorizado em 2007, quando a petroleira era presidida por José Sergio Gabrielli. Graça Foster, sucessora de Gabrielli, foi taxativa ao afirmar que não havia razões “mercadológicas e econômicas” que justificassem a manobra, que, na prática, afrouxa os mecanismos de controle de custo e o planejamento das obras. “Tem que ter uma razão mercadológica, uma razão econômica para você poder antecipar alguma coisa (…) Não havia uma demanda para o PAR a não ser terminar a refinaria no ano de 2010”, afirmou Graça. Este trecho do áudio não consta na ata da reunião. Já em outra parte da gravação que está na ata, ela diz: “Na época, não sei quais foram as premissas que a diretoria adotou”. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
10
Mai
Ator usa prótese íntima em filme e movimenta as redes sociais
Postado por: Anacley Souza / 10:11h

Nem quando interpretou o super herói Thor no cinema o ator Chris Hemsworth causou tanta comoção na web e movimentou as redes sociais como agora. O motivo? O ator aparece de cueca no trailer do longa "Vacation", sequência do clássico dos anos 80 "Férias Frustradas". Nas cenas Chris chama atenção pelo volume na cueca, que - segundo o site E! - se deu por conta de uma prótese peniana para causar a impressão nas telas. Mas antes da informação sobre a prótese circular por aí, diversos fãs do ator movimentaram as redes sociais porque acreditavam que o 'volume' era real.

Comente agora
10
Mai
Culinária Dia das Mães: Arroz de forno cremoso
Postado por: Anacley Souza / 10:00h
  • Ingredientes
  • · 4 xícaras (chá) de arroz cozido
  • · 100 g de mussarela ralada
  • · 100 g de presunto cortado em cubos pequenos
  • · 1 cenoura ralada
  • · 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • · 2 ovos
  • · 1 xícara (chá) de leite
  • · 1/2 pote de requeijão
  • · 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • · Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo: 

O primeiro passo da receita é preparar o arroz branco como de costume. Você também pode utilizar o que sobrou na panela depois de uma refeição. Depois, em um recipiente coloque o arroz, a mussarela, o presunto, a salsa e a cenoura. Após misturar bem todos os ingredientes, distribua o alimento em um refratário untado com margarina. Em um liquidificador, bata os ovos, o leite, o requeijão, o queijo ralado, o sal e a pimenta. Agora é sé despejar a mistura sobre o arroz, levar no forno preaquecido a 200ºC durante, e deixar assar por 30 minutos ou até dourar, de acordo com a regulagem do seu fogão. Sirva o alimento quente, assim o queijo ficará derretido e a receita terá um sabor ainda melhor.

Comente agora
10
Mai
Codesal registra 20 ocorrências na manhã deste domingo na capital baiana
Postado por: Anacley Souza / 09:52h

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgou o primeiro boletim da Operação Chuva 2015 com o registro de 20 ocorrências até as 7h53 deste domingo (10). Foram 10 deslizamentos de terra, cinco alagamentos de imóvel, duas ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, um desabamento de muro e uma infiltração. Até o momento, não há registro de feridos. Neste sábado (9), até o fim da tarde, haviam sido registradas 114 ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingem a capital baiana. O órgão alerta que permanece com plantão 24h para atender às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o tempo permanecerá nublado com chuva e períodos de melhoria, com temperaturas entre 22º e 29º. (Bahia Notícias)

Comente agora
10
Mai
Homem é morto a tiros em V. da Conquista
Postado por: Anacley Souza / 09:45h

Um homem foi assassinado na noite deste sábado (9) em Vitória da Conquista enquanto dirigia pela zona oeste da cidade. O crime aconteceu, segundo o Blog do Anderson, no bairro de Nova Cidade. O jovem teria tentado fugir do assassino, mas não conseguiu. De acordo com a publicação, policiais militares patrulharam a região, mas não localizaram nenhum suspeito. O corpo seguiu para necropsia no Instituto Médico Legal, mas ainda não se sabe a causa do assassinato. As investigações serão comandadas pela Delegacia de Homicídios da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior. (Bahia Notícias/ Foto: Blog do Anderson)

Comente agora
10
Mai
Ex-ministro Mendes Ribeiro Filho morre aos 60 anos
Postado por: Anacley Souza / 09:33h

Morreu na noite desse sábado, dia 9, aos 60 anos, o ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho. O político do PMDB lutava contra um câncer no cérebro e estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O velório está sendo realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O governador gaúcho, José Ivo Sartori, deve decretar luto oficial no Estado por três dias. (Band)

Comente agora
10
Mai
Colégio em S. A. de Jesus continua sem laboratórios por falta de repasses
Postado por: Anacley Souza / 09:15h

Anunciados desde 2014 e com previsão de conclusão em seis meses pelo governo federal, os cinco laboratórios de Química, Física, Informática, Matemática e Biologia do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes estão com as obras paralisadas desde março. Segundo a diretora da instituição, professora Joelma de Queiroz Nunes, as únicas informações disponíveis são que a primeira empresa construtora faliu e abandonou a obra e a segunda espera uma definição do Estado sobre quem assumirá o projeto. Com isso, 1.800 alunos estão sem utilizar os laboratórios, que estão inacabados. A placa em frente à instituição está pintada. "Com a mudança de governo, cada secretaria do Estado ficará responsável por fiscalizar as obras de sua área. O responsável pelo canteiro de obras nos disse que está aguardando uma definição do governo sobre qual secretaria vai assumir esse projeto para dar continuidade às obras. Antes era a Sucab", disse Joelma de Queiroz Nunes. (A Tarde)

2 comentários
10
Mai
Aplicativos encurtam distância entre mães e filhos
Postado por: Anacley Souza / 09:02h

O Dia das Mães está chegando neste domingo, 10, mas nem todos os filhos vão ter a oportunidade de passar o dia especial com as "mainhas". Mas, graças à tecnologia, a distância pode ser reduzida. Aplicativos como Facetime - exclusivo dos aparelhos da Apple -, Skype, WhatsApp e Facebook Messenger quebram o galho e ajudam a matar a saudade do sorriso das progenitoras. O engenheiro baiano Fernando Castellucci mora em Detroit, nos Estados Unidos, e pela primeira vez vai passar o dia longe da mãe, Bárbara, que está em Salvador, e não sabe quando vai poder revê-la pessoalmente. "Dá uma saudade muito grande, mas quando aceitei esse desafio de vir trabalhar aqui, já sabia disso tudo e ela também, então encaramos com naturalidade", disse. Eles se comunicam diariamente pelo WhatsApp e duas vezes por semana utilizam o Skype, aplicativo escolhido por ele para falar no próximo domingo. "Minha mãe não é a pessoa mais tecnológica do mundo, mas se vira. Meu irmão ajudou nas primeiras vezes, mas agora ela já faz tudo sozinha", afirmou. Morando há um mês em Presidente Prudente, em São Paulo, para fazer mestrado, Sarah Martins também não poderá dar um abraço e um beijo na mãe, Rosa, que está no Canadá. Elas costumam se falar pelo Facetime. "Ela não tem dificuldades de usar a ferramenta ou o Skype. Só precisa de ajuda quando precisa atualizar ou tem algum problema no aplicativo". Os irmãos dela estarão lá e a família vai se ver pela tela do computador. "Vamos todos matar um pouco da saudade, mesmo que virtualmente". No próximo domingo, muitas famílias estarão reunidas em torno de um computador ou um smartphone. Mas, desta vez, a causa será nobre. (A Tarde) 

Comente agora
10
Mai
Atraso em repasses a construtoras paralisa 193 obras na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 08:46h

Mesmo o governador Rui Costa tendo colocado a educação como a prioridade de sua gestão, o governo não está conseguindo pagar 69 pequenos construtores contratados para realizar 275 obras, a maioria em grupos escolares, em 129 municípios baianos. Resultado: as intervenções em 193 unidades foram paralisadas porque as empresas não recebem recursos desde dezembro prejudicando milhares de pessoas. As obras são de ampliação e reforma de escolas, postos de saúde e penitenciárias, entre outras. A dívida gira em torno de R$ 200 milhões. A maior parte dos recursos é oriunda do Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE), ou seja, é a chamada "verba carimbada". Ao tomar conhecimento da paralisação das obras na quadra de esportes do Colégio Estadual Luiz Tarquínio, em Salvador, o Ministério Público Federal determinou abertura de Inquérito Civil Público. O MPF requisitou da empresa responsável pela intervenção no tradicional grupo escolar - onde Rui Costa estudou - informações sobre o atraso dos trabalhos e a previsão da conclusão. Recebeu como resposta que o caso se repete em 175 unidades da Secretaria da Educação espalhadas por toda a Bahia. Os proprietários das pequenas construtoras prejudicadas não querem se expor  temendo represálias. Dizem, contudo, que burocraticamente, a situação ficou, em tese, mais difícil de ser resolvida  devido à extinção da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) com a qual as empreiteiras mantinham 105 contratos referentes a 197 escolas.

Comente agora
10
Mai
Lancha Salvador-Mar Grande continua suspensa nesse domingo por causa do mal tempo
Postado por: Anacley Souza / 08:34h

A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) divulgou nota informando que a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande continuará suspensa neste domingo, devido às condições desfavoráveis de navegação na Baía de Todos-os-Santos, causadas pelo mau tempo que atinge Salvador e toda a Ilha de Itaparica. No sábado (9), o transporte não funcionou. Pelo mesmo motivo, as escunas que fazem o passeio turístico pelas ilhas da baía também não saem neste domingo, enquanto a linha de catamarã ligando Salvador ao Morro de São Paulo continuará sendo feita com conexão em Itaparica. Com a viagem com conexão para o Morro, os usuários embarcam no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, e desembarcam no terminal da cidade de Itaparica, de onde seguem, em ônibus, até a Ponta do Curral, no município de Valença, e fazem a travessia de barco para o Morro. Com conexão, o tempo de viagem fica em duas horas e vinte minutos - uma hora a mais que o percurso direto. Neste domingo, os horários para o Morro de São Paulo são às 8h30m, 9h,10h30, 13h e 14h30.​​ (G1 Bahia)

Comente agora
10
Mai
Salvador amanhece com chuva e ruas ficam alagadas
Postado por: Anacley Souza / 08:29h

A chuva caiu durante toda a madrugada em Salvador e permanece na manhã deste domingo (10), o que deixa várias ruas alagadas na cidade. Os impactos no trânsito são poucos, informa a Transalvador, por ser um dia de menor movimento de carros e ônibus. Já no bairro do Imbuí, a água invadiu a área de um condomínio, deixando os moradores ilhados. Em outro ponto da cidade, segundo a Transalvador, foi preciso que agentes de trânsito fechassem a saída do bairro de São Caetano e Estação Pirajá em direção à BR-324, na região conhecida como Jaqueira do Carneiro, por causa da formação de uma enorme cratera. Não há congestionamento na região, e os condutores são orientados a buscar uma rota alternativa. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgou boletim por volta das 8h deste domingo. Neste horário, o órgão já tinha recebido 20 ocorrências em decorrência das chuvas na capital baiana. Foram cinco alagamentos de imóvel, duas ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, um desabamento de muro, 10 deslizamentos de terra e uma infiltração. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com chuva e períodos de melhoria. A temperatura deve variar entre 22ºC a 39ºC. (G1 Bahia)

Comente agora
10
Mai
Papa Francisco recebe no Vaticano líder cubano Raúl Castro
Postado por: Anacley Souza / 08:22h

A reunião entre o Papa Francisco e o presidente de Cuba, Raúl Castro, neste domingo (10) às 9h30 (horário local, 4h30 em Brasília), após a chegada do líder cubano à Cidade do Vaticano, durou 55 minutos. A reunião aconteceu no estúdio e salões adjacentes à Sala Paulo VI, o grande auditório onde são realizados os atos vaticanos. Esse local é o escolhido pelo papa e pelo protocolo vaticano para realizar as reuniões mais familiares ou de caráter menos oficial. A delegação que viajou com Castro a Roma é composta pelo vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas Ruiz; pelo chanceler, Bruno Rodríguez Parrilla; e pelo ministro das Forças Armadas Revolucionárias, Leopoldo Cintra Frias. Também se somam à audiência papal os embaixadores na Itália, Alba Soto Pimentel, e no Vaticano, Rodney López. Depois da visita ao Vaticano, Castro deve se reunir em Roma com o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi. (G1)

Comente agora
10
Mai
Justiça proíbe TIM de habilitar novos celulares no DDD 77 no município de Barreiras
Postado por: Anacley Souza / 07:52h

A Justiça determinou que a operadora TIM está proibida de habilitar novas linhas de aparelhos celulares no âmbito do DDD 77 e de fazer portabilidade de códigos de acesso de outras operadoras até que garanta a prestação efetiva dos serviços de telefonia móvel a todos seus clientes do município de Barreiras nos parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Enquanto isso, a empresa não poderá cobrar nas faturas quaisquer valores referentes ao serviço de franquia de dados 2G, 3G ou outra superior, como também terá que conceder desconto de 50% nos valores de recargas das linhas pré-pagas dos seus consumidores com aquele DDD. A decisão judicial, proferida na última quarta-feira (6), pela juíza Marlise Alvarenga, acatou pedido liminar apresentado em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público estadual juntamente com o Município, por meio do promotor de Justiça Alex Santana Neves. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 10 mil por cada linha habilitada, e no mesmo valor por cada desconto não concedido. Segundo a decisão, a operadora tem 30 dias para apresentar um projeto de melhorias da rede, que deverá ser aprovado pela Anatel, e mais 30 dias para iniciar sua implementação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A ação civil pública é resultado de inquérito civil instaurado pelo MP, que constatou diversas deficiências apontadas pela Anatel, como congestionamento da rede, interrupção de chamadas, e problemas de sinal e de conexão de dados do serviço 3G, no período de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. “As deficiências vinham causando embaraços na prestação de serviços públicos municipais aos cidadãos usuários da telefonia móvel”, afirmou o promotor Alex Santana. (Aratu)

Comente agora
10
Mai
Bonner pode deixar JN, mas não quer Evaristo em seu lugar
Postado por: Anacley Souza / 07:49h

Há fortes rumores nos bastidores da Globo de que William Bonner poderá deixar o Jornal Nacional para ganhar outro programa. Não há data definida ainda. Mas, o dia em que isso acontecer, uma coisa é certa: o apresentador tem um forte restrição. Há quem diga que ele não quer Evaristo Costa em seu lugar. Vale lembrar que a saída de Patrícia Poeta informativo  teve o dedo de Bonner. (Record)

Comente agora
10
Mai
Morre ex-presidente turco Kenan Evren, líder do golpe de 1980
Postado por: Anacley Souza / 07:40h

Kenan Evren, o general turco que liderou um golpe 1980 que acabou com anos de violência, mas cujo governo desencadeou uma onda de prisões, tortura e execuções extrajudiciais, morreu neste sábado aos 97 anos. O ex-general, que mais tarde governou como presidente durante sete anos, morreu no hospital militar de Ancara, informou a agência estatal Anadolu, horas depois que ele foi colocado em um respirador e sua família foi chamada. Evren foi aclamado como um herói na época do golpe, por acabar com combates entre direitistas e esquerdistas que deixaram cerca de 5 mil mortos e colocaram o país à beira de uma guerra civil. Mas mais tarde, ele se tornou uma das figuras mais controversas do país e passou a ser mais lembrado pela tortura de ex-militantes e seus simpatizantes e pela introdução de uma Constituição que restringiu as liberdades e formalizou o papel dos militares na política. Líderes políticos turcos ainda lutam para mudar a Constituição que ele ajudou instituir. No ano passado, Evren foi julgado por crimes contra o Estado e condenado à prisão perpétua, tornando-se o primeiro general a ser julgado e condenado por liderar um golpe de estado na Turquia, que tem uma história de golpes militares. O julgamento foi concebido como uma vitrine para ajudar a colocar fim às intervenções militares no país de uma vez por todas. (Globo)

Comente agora
09
Mai
Dólar e repasses de custos devem pressionar inflação
Postado por: Samile Macedo / 23:54h

A alta do dólar e o repasse aos consumidores do aumento de custos de produção se tornaram os novos vilões dos preços, segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil. A divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril indicou que, passados os impactos dos reajustes de preços administrados, uma onda de aumentos em itens de consumo manterá a inflação em níveis altos. No mês passado, os grupos que mais puxaram o índice oficial da inflação foram saúde, alimentação e bebidas, habitação e vestuário. “Esse comportamento indica que a inflação voltou a ir para itens de consumo. Alguns diziam que os preços parariam de subir depois do reajuste de preços administrados, mas o fato é que eles não arrefeceram, mesmo com a economia desaquecida”, diz o coordenador do curso de economia do Ibmec, Márcio Salvato. Segundo o professor, parte da alta para bens de consumo foi motivada por empresários que esperaram para repassar aos preços finais o impacto da conta de luz e dos fretes mais altos. Em relação à saúde, que registrou as maiores altas de preços no mês passado, o reajuste dos medicamentos interferiu no IPCA. Professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) e membro do Conselho Federal de Economia, Celina Ramalho aponta outro fator que deve manter a inflação alta nos próximos meses: o dólar. Segundo ela, o aumento em torno de 15% da moeda norte-americana em 2015 está começando a ser repassado aos preços das mercadorias importadas ou com matérias-primas importadas. 

Comente agora
09
Mai
Petrobras explica destruição de áudios de reuniões do Conselho de Administração
Postado por: Samile Macedo / 23:41h

A Petrobras divulgou, neste sábado (9), nota sobre a destruição de registros de áudio de reuniões do Conselho de Administração da companhia. Segundo o comunicado, o Regimento Interno do conselho prevê que as gravações das reuniões serão eliminadas quando for feita a ata dos encontros. “Trata-se de previsão contida no Regimento Interno do conselho, comprovadamente, desde 1968, e mantida nas diversas revisões realizadas até hoje, com destaque à revisão aprovada pelo Conselho de Administração em 28/06/2002, quando todos os documentos de governança, entre eles o Regimento Interno do conselho, foram adequados à reforma da Lei das S.A. e ao projeto de ingresso no Nível 2 da Bolsa de Valores de São Paulo”, informa a nota. O esclarecimento é uma resposta a recentes matérias divulgadas na imprensa sobre a destruição dos registros de áudio de reuniões do Conselho de Administração da companhia. A nota explica ainda que, a partir do início das investigações dos escritórios externos independentes contratados em outubro de 2014, a estatal, por orientação dos escritórios, preservou os áudios das reuniões do Conselho de Administração ainda existentes.

Comente agora
09
Mai
'É o que tenho de mais precioso', diz Nicole Bahls sobre a mãe
Postado por: Samile Macedo / 23:36h

Nicole Bahls foi só elogios á mãe, Vera Barbosa, enquanto posavam para um ensaio fotográfico juntas. "Minha mãe é o que tenho de mais precioso, ela é minha melhor amiga, tudo com ela se torna mágico, especial e inesquecível. Todos os dias a primeira coisa que vem à minha cabeça quando levanto, é como posso dar orgulho a ela. Eu realmente não sei o que vai ser da minha vida se um dia eu não tiver mas ela por perto, não consigo nem imaginar viver sem ouvir as palavras doces e sábias da minha mãe", disse a apresentadora. Nicole Bahls promete estrear em grande estilo, em maio, em seu novo programa, o "Corpo em Forma", que será exibido pela E+TV. Recentemente, Nicole mostrou o estúdio onde aconteceram as primeiras gravações, e declarou que o momento "é a realização de um sonho". (Ego)

Comente agora
09
Mai
Técnico do Vitória credita revés 'a fator emocional'
Postado por: Samile Macedo / 23:32h

Na opinião do técnico Claudinei Oliveira, o descontrole emocional, somado às chances de gols perdidas, foram os principais fatores que levaram o Vitória a sucumbir diante do Sampaio Corrêa por 2 a 0, neste sábado (9), no Barradão, pela primeira rodada da Série B. Para o treinador, os jogadores se descontrolaram em campo depois que o adversário criou a primeira chance de gol.“O torcedor não quer ouvir desculpas. Quem acompanha o dia a dia do Vitória, viu que o trabalho foi feito. Ninguém ficou fazendo rachão, futevôlei e brincando. Até os 23 minutos, fomos incisivos e tivemos três chances de gols e não fizemos. Depois do primeiro lance de perigo do Sampaio Corrêa, a equipe se assustou, parou de jogar e de fazer ligação direta. A parte emocional e o ranço do retrospecto negativo, ficou evidente (...) Esses atletas pegam na bola e saio vaiados e procuram fazer as coisas de qualquer jeito. Parece que qualquer contratempo, o mundo vai se acabar no Barradão e não é assim”, afirmou, em entrevista coletiva. O próximo compromisso do Leão é contra o ASA-AL, quarta-feira (13), fora de casa, pela segunda fase da Copa do Brasil. (BN)

Comente agora
09
Mai
Na TV, PSDB vai dizer que governo transfere a conta do ajuste para a população
Postado por: Samile Macedo / 23:30h

O PSDB começa a veicular na TV neste domingo, 10, uma série de propagandas em que acusa o governo da presidente Dilma Rousseff de transferir a conta do ajuste fiscal para a população. Em uma das peças de 30 segundos divulgada nas redes sociais do partido, uma família tenta se proteger de uma tempestade em baixo de um guarda-chuva. “Economia parando. Preços subindo. Desemprego aumentando”, afirma o narrador. De repente, uma mão arranca o guarda-chuva, deixando a família desabrigada. O narrador então diz: “E, justo agora, o governo aumenta os impostos, a luz, os juros, a gasolina e quer cortar o seguro-desemprego. Quando mais você precisa, o governo quer que você pague a conta dos erros que ele cometeu”. O PSDB tem criticado a aprovação na última quinta-feira da medida provisória 665, que reduz direitos trabalhistas como o seguro-desemprego. Na próxima semana, deve ser votada a MP 664, que restringe o acesso à pensão por morte. As duas medidas fazem parte do pacote de ajuste fiscal elaborado pelo equipe econômica do governo para tentar colocar as finanças públicas em ordem. (MSN)

Comente agora
09
Mai
Catador de recicláveis encontra R$ 50 mil e devolve ao dono no Paraná
Postado por: Samile Macedo / 23:00h

Um catador de recicláveis de Iporã, no noroeste do Paraná, encontrou R$ 50 mil no meio de um caderno jogado na rua. Ao descobrir o dinheiro, a primeira coisa que Antônio Garcia do Prado fez foi ir até uma emissora de rádio local para divulgar o achado e tentar encontrar o dono. Prado conta que só foi ver o dinheiro dentro do caderno quando chegou em casa à noite. “Do jeito que eu achei ele [o caderno], eu só juntei, coloquei dentro do carrinho e fui embora”. Quando viu a quantia, em cheques e notas, o catador ficou surpreso. “A gente se sente surpreso porque eu achei que não tinha nada. A gente se assusta um pouco”, afirma. Embora receba apenas cerca de R$ 20 por dia, Prado disse que jamais pensou em ficar com o dinheiro que encontrou. No dia seguinte, ele foi até a rádio local para localizar o dono do dinheiro. O radialista de imediato divulgou a notícia e o dono do valor logo apareceu. O empresário Amauri Rodrigues contou que esqueceu o caderno com o dinheiro em cima do carro e quando saiu com o veículo, perdeu.

2 comentários
09
Mai
Estudo diz que fofocar faz bem à saúde
Postado por: Samile Macedo / 22:57h

Aqueles que gostam de fofocar já podem comemorar e seguir fofocando. De acordo com um novo estudo da Columbia Bussiness School, nos Estados Unidos, guardar segredos provoca não só um desgaste emocional, mas também danos físicos. O efeito é semelhante ao de carregar peso, o que pode minar as energias do organismo, descobriram os pesquisadores. De acordo com os cientistas, os segredos ocupam sua mente e, quanto mais uma pessoa pensa neles, maiores são as chances de ela esgotar recursos pessoais, intelectuais e motivacionais. — Ficar preocupado com um segredo no ambiente de trabalho pode ser desmotivador — afirma o professor Michael Slepian, co-autor do trabalho. — O fardo do segredo pode fazer as coisas parecerem mais desafiadoras. Se você está menos motivado para enfrentar isso, o seu desempenho pode deixar a desejar. Como parte do estudo, os pesquisadores realizaram experimentos para avaliar o efeito de segredos guardados sobre a capacidade de um indivíduo julgar a inclinação de uma colina. Aqueles que classificaram seus segredos como “preocupantes” disseram que a colina era mais inclinada do que realmente era. — Esse é o mesmo tipo de resultado que vemos quando as pessoas estão carregando fardos físicos — explicou Slepian. 

Comente agora
09
Mai
Atraso em repasses a construtoras paralisa 193 obras na BA
Postado por: Samile Macedo / 22:54h

Mesmo o governador Rui Costa tendo colocado a educação como a prioridade de sua gestão, o governo não está conseguindo pagar 69 pequenos construtores contratados para realizar 275 obras, a maioria em grupos escolares, em 129 municípios baianos. Resultado: as intervenções em 193 unidades foram paralisadas porque as empresas não recebem recursos desde dezembro prejudicando milhares de pessoas. As obras são de ampliação e reforma de escolas, postos de saúde e penitenciárias, entre outras. A dívida gira em torno de R$ 200 milhões. A maior parte dos recursos é oriunda do Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE), ou seja, é a chamada "verba carimbada". Ao tomar conhecimento da paralisação das obras na quadra de esportes do Colégio Estadual Luiz Tarquínio, em Salvador, o Ministério Público Federal determinou abertura de Inquérito Civil Público. O MPF requisitou da empresa responsável pela intervenção no tradicional grupo escolar - onde Rui Costa estudou - informações sobre o atraso dos trabalhos e a previsão da conclusão. Recebeu como resposta que o caso se repete em 175 unidades da Secretaria da Educação espalhadas por toda a Bahia.

Comente agora
09
Mai
Marcha da Maconha no Rio defende liberdade para plantadores da erva
Postado por: Samile Macedo / 22:40h

A Marcha da Maconha do Rio de Janeiro teve este ano dois temas, a luta pela liberdade de todos os cultivadores da erva que estão presos e a solidariedade às vítimas da guerra às drogas. O advogado André Barros, autor da representação no Supremo Tribunal Federal (STF) que descaracterizou a marcha como uma apologia ao uso da maconha, disse que no Rio de Janeiro, atualmente, há 20 pessoas presas por causa da produção da planta. Para ele, a prisão é "uma farsa" porque muitas vezes o material recolhido inclui a planta completa e até a terra onde ela está sendo cultivada. “Colocam em uma balança e dizem que ali tem 2 quilos. Só que a substância proibida que é o THC só existe na flor da planta fêmea, então eles não podem colocar na hora da pesagem toda a planta. Os juízes estão julgando sem conhecimento da prova material do crime”, explicou. A advogada Margarete Brito, mãe de Sofia, de 6 anos, estava na frente da marcha, empurrando o carrinho de criança em que transportava a filha, que tem epilepsia refratária. Assim como ela, outras mães carregavam os filhos defendendo o uso medicinal da maconha. “Houve evolução: o eletroencefalograma da minha filha é outro antes e depois do tratamento com a maconha. Ela melhorou muito, ficou mais esperta, mais atenta, sorri mais”, contou.

Comente agora
09
Mai
Londres: Protesto contra reeleição de Cameron termina com presos e feridos
Postado por: Samile Macedo / 22:35h

Pelo menos quatro membros das forças de segurança de Londres ficaram feridos neste sábado (9) em um protesto contra a reeleição do primeiro-ministro David Cameron, líder do Partido Conservador, que ficará no cargo por mais cinco anos. Centenas de pessoas se reuniram em Downing Street, onde estão o escritório e a residência oficial de Cameron, um dia depois da divulgação do resultado das eleições gerais da última quinta-feira (7), que deram uma maioria absoluta aos conservadores no parlamento britânico. Após enfrentarem as forças de segurança, 17 pessoas foram presas acusadas de perturbar a ordem pública e agredir agentes, informou a Polícia de Londres. Além disso, os manifestantes danificaram um monumento em homenagem às mulheres que participaram da Segunda Guerra Mundial. Neste sábado (9), comemora-se o 70º aniversário do fim do conflito. (G1)

Comente agora
09
Mai
Mega-Sena deste sábado (9) acumula, e prêmio pode chegar a R$ 7 milhões
Postado por: Samile Macedo / 22:03h

Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 1.703 da Mega-Sena, realizado pela Caixa Econômica Federal na noite deste sábado (9) na cidade de Aparecida de Goiânia (GO).Com isso, a estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será realizado quarta-feira (13) é de R$ 7 milhões. Veja as dezenas: 03 - 23 - 26 - 35 - 39 - 49Na quina, houve 75 vencedores. Cada um deles irá levar R$ 23.062,69. Já a quadra registrou 4.451 acertadores. Para cada um o prêmio é de R$ 555,15.

Probabilidades - A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 2,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 12.512,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Comente agora
09
Mai
Veja os gols de Vitória 0 X 2 Sampaio Correia
Postado por: Samile Macedo / 22:00h

Comente agora
09
Mai
Deficiente físico e auditivo cria braço mecânico com sucata; assista
Postado por: Samile Macedo / 21:54h

José Arivelton Ribeiro usou laterias para fazer um membro do seu corpo, que perdeu em um acidente de trabalho. A história de superação de José Ari foi descoberta pelo programa Gente na TV, da TV Jangadeiro/Band. O cearense, além de deficiente físico, nasceu surdo. José Ari estudou, fez o ensino médio e desenvolveu sua linguagem de sinais, mas o ofício de consertar eletrônicos aprendeu com o pai. A perda do braço foi decorrente de uma descarga elétrica. Quando há dois anos e meio, José Ari subiu na laje de sua oficina, na tentativa de solucionar uma queda de energia que tomou conta do local. O rapaz tocou em uma antena e foi atingido por uma descarga elétrica. Atualmente viúvo, José Ari mora junto com a mãe, o irmão e a filha Sara em uma casa humilde. Os três auxiliam o familiar apenas com a comunicação para quem não sabe a linguagem de sinais. Após realizar pesquisas na internet, Ari tomou a iniciativa de construir um braço mecânico, para tentar suprir suas necessidades. A peça foi feita há um ano e dois meses, mas ainda será adaptada. A prótese do braço direito pesa 5kg.

Comente agora
09
Mai
Defesa Civil de Salvador pede que população fique alerta por causa da chuva
Postado por: Samile Macedo / 21:48h

A Defesa Civil de Salvador fez neste sábado (9) um alerta à população da região metropolitana da capital baiana para tomar cuidado com as chuvas fortes. Até as 17h34, o órgão registrou 114 ocorrências, sendo 54 deslizamentos de terra e 14 ameaças de desabamento de imóveis, além de casas alagadas e árvores caídas. Não houve registro de feridos. “Atenção!!! As chuvas continuam, por isso todo cuidado é pouco. É importante que a população siga as nossas orientações e, ao primeiro caso de escorregamento de terra, rachaduras nos imóveis ou inclinação em postes e árvores, entre em contato conosco através do 199”, alertou a Defesa Civil em sua conta no Twitter, ressaltando que permanecerá com o plantão 24 horas. O órgão também pediu para que a população não jogue lixo em rios e córregos. As chuvas que desde a madrugada atingem a região metropolitana de Salvador levaram ao transbordamento do Rio Ipitanga, alagando vários bairros do município de Lauro de Freitas. As ocorrências podem aumentar nos próximos dias porque, segundo a Defesa Civil, tem chovido com frequência e o solo está encharcado. 

Comente agora
09
Mai
Tiroteio em Santa Teresa mata 4 pessoas e deixa 5 feridas
Postado por: Samile Macedo / 21:39h

Quatro pessoas morreram e cinco foram baleadas durante confronto entre facções rivais e entre traficantes e policiais, no Morro da Coroa, em Santa Teresa, região central da cidade. O tiroteio começou na noite de sexta-feira, 8, quando traficantes tentaram invadir a favela da Coroa. Moradores relataram nas redes sociais que motoristas de carros e ônibus voltaram na contramão para evitar se aproximar da região. Entre os feridos, está uma jovem grávida e três menores que jogavam futebol na hora do confronto. Eles foram atendidos no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro. Leonardo Silva de Castro, de 34 anos morreu no hospital. Os outros mortos não foram identificados. Policiais militares trocaram tiros com traficantes que tentavam sair do Morro da Coroa depois da invasão da quadrilha rival. Desde fevereiro de 2011 os morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro têm Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A rua Itapiru, no Catumbi (zona norte), um dos acessos às favelas, ficou fechada por duas horas da noite de ontem. (MSN)

Comente agora
09
Mai
Afeganistão: combates no Norte do país obrigam 100 mil pessoas a fugir
Postado por: Samile Macedo / 21:35h

Pelo menos 100 mil pessoas fugiram de suas casas na cidade de Kunduz, no norte do país, em meio a combates entre forças do governo e insurgentes do Taleban, informou a ONU neste sábado. Autoridades locais disseram que combatentes estrangeiros também participam dos ataques. O governador da província de Kunduz e o chefe da polícia local sugeriram que os estrangeiros poderiam fazer parte de um pequeno contingente de militantes que prometeu lealdade a um grupo afiliado ao Estado Islâmico no Afeganistão, mas não apresentaram evidências que dessem suporte a essa alegação. O governador Mohammad Omer Safi disse que os corpos de 18 estrangeiros foram recuperados dos campos de batalha e se verificou que eram de cidadãos do Tajiquistão, Usbequistão, Quirguistão, Turquia e Chechênia. De acordo com Safi, os combatentes estrangeiros, que ele acreditava terem sido formados recentemente no Afeganistão e no vizinho Paquistão, sem experiência em combates, prestaram apoio técnico e financeiro para os militantes do Taleban. “Nossos homens tem visto forças bem vestidas, com rostos cobertos. Não podemos ignorar a presença de Daesh aqui, e também ouvi dizer que havia diferenças entre os insurgentes”, comentou o chefe da polícia provincial general Abdul Sabor Nasrati, usando um acrônimo em árabe para se referir ao Estado Islâmico.

Comente agora
09
Mai
Força-Tarefa vai repatriar US$ 1,9 milhão de 'laranja' de Youssef
Postado por: Samile Macedo / 20:52h

Apontado como um dos principais 'laranjas' que operava as contas do doleiro Alberto Youssef na Suíça, o executivo João Procópio Junqueira Pacheco de Almeida Prado deve firmar na próxima segunda-feira, 11, um acordo de colaboração com o Ministério Público Federal para que sejam repatriados US$ 1,9 milhão de empresas controladas por ele no país europeu e que estão bloqueados pelas autoridades suíças. A data coincide com o evento marcado pelo Ministério Público Federal em que será realizada a devolução de R$ 157 milhões do ex-gerente da Petrobras e delator da Lava Jato, Pedro Barusco, para as contas da estatal. A quantia foi repatriada pela força-tarefa da operação após o acordo com o executivo. No caso de João Procópio, o acordo que vem sendo negociado entre sua defesa e a força-tarefa da Lava Jato prevê que ele e seus familiares abram mão dos valores mantidos nas contas das offshores Santa Clara Private Equity LLP, Santa Tereza Services LP, Elba Services Ltd., Aquila Holding Ltd., Aquila Worldwide LLP e Savoy Trading & Financial Servies Pte LTD, utilizadas pelo grupo de Youssef para lavar dinheiro no exterior. A iniciativa faz parte de um dos compromissos assumidos por João Procópio para deixar a prisão em fevereiro deste ano. Pelo acordo em negociação, João Procópio, que é réu em duas ações penais da Lava Jato, se compromete ainda a devolver estes valores aos cofres públicos "independente do desfecho da ação penal ou de eventual ação cível", isto é, mesmo que ele não venha a ser condenado.

Comente agora
09
Mai
Higiene adequada da dentadura evita estomatite protética
Postado por: Samile Macedo / 20:48h

A estomatite protética é uma doença que pode demorar para ser descoberta e atinge quem usa próteses dentárias. Esta lesão inflamatória atinge a área de contato das próteses acrílicas, como o céu da boca ou as gengivas, em pacientes com perda parcial ou total dos dentes. Apesar de ser silenciosa, alguns dos sinais que podem indicar a estomatite protética são a vermelhidão de uma região próxima à prótese ou um leve desconforto e ardência no céu da boca. O professor de estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo Celso Lemos afirma que é muito importante diagnosticar e tratar a estomatite protética para evitar que a doença evolua para a hiperplasia papilomatosa da mucosa. Isso acontece quando surgem “bolinhas fibrosas” no céu da boca e que precisam ser retiradas por meio de procedimento cirúrgico. O surgimento da estomatite protética envolve uma série de fatores. Segundo Lemos, a maioria dos casos deve-se ao contato da dentadura com um biofilme de microrganismos, ou seja, uma camada de bactérias e fungos que se forma entre a prótese e a mucosa da boca. Por isso, a doença é mais comum em pessoas com má higiene oral e que usam a prótese dentária 24 horas por dia. “Pacientes podem apresentar algum grau de alergia a um dos componentes da dentadura. Porém, com as técnicas atuais de confecção das próteses, essa situação se tornou muito rara”, afirma Lemos. Após o diagnóstico, o cirurgião dentista poderá solicitar a confecção de uma nova prótese e um tratamento com medicações antifúngicas. 

Comente agora
09
Mai
Salvador: Obras da Linha 2 do metrô alteram vias próximas à Rótula do Abacaxi
Postado por: Samile Macedo / 20:42h

Em razão das obras da Linha 2 do metrô de Salvador, uma faixa da pista da subida para o bairro do Cabula, na região da Rótula do Abacaxi, em Salvador, será interditada, a partir da madrugada desta terça-feira (12). A informação foi divulgada pela CCR Metrô Bahia. De acordo com a concessionária, intervenção é necessária para os trabalhos de asfaltamento do local e para isolar a área de atuação do bate-estaca. A obra será concluída no final do mês de julho de 2015, prevê a CCR. Também na madrugada de terça-feira, na saída da Avenida Bonocô para a Rodovia BR-324, próximo ao shopping Bela Vista, duas faixas da pista serão desviadas pelo canteiro central da avenida. A previsão de término das obras no local também é para o final do mês de julho. (G1)

Comente agora
09
Mai
Decorador do DF cancela contratos, dá calote em noivas e vai para Paris
Postado por: Samile Macedo / 20:38h

Um grupo de 36 noivas do Distrito Federal prestou queixa na Polícia Civil nesta sexta-feira (8) contra um decorador que, alegando “rescisões contratuais”, suspendeu os serviços para os quais havia sido pago e viajou para Paris. O prejuízo às noivas já passa de R$ 1 milhão, segundo a polícia. Até a tarde deste sábado (9), outras 12 mulheres também haviam registrado ocorrência. De acordo com as vítimas, o empresário Crisanto Galvão Neto enviou uma carta às noivas dizendo que devolveria o dinheiro recebido, mas sumiu e não restituiu os valores. Registros da Polícia Federal apontam que Galvão Neto embarcou para a capital francesa na última quarta feira (6). A delegada-chefe da 3ª DP, Cláudia Alcântara, disse que o número de vítimas pode chegar a cem. De acordo com ela, o empresário era policial militar, estava afastado e voltou ao serviço em abril deste ano. Desde então está de licença médica. Ela não soube dizer o motivo do afastamento. Segundo a PM, Galvão pediu afastamento sem remuneração há três anos para cuidar de assuntos pessoais. Cláudia afirmou que ele enviou uma carta às noivas na tarde desta sexta “pedindo desculpas” e dizendo que, por conta da situação financeira do país, teve de cancelar os contratos.

Comente agora
09
Mai
Com 50º gol de Neymar e pintura de Pedro, Barça vence Real Sociedad
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:24h

O Barcelona não precisou fazer um grande esforço para vencer o Real Sociedad por 2 a 0 neste sábado, em jogo pelo Campeonato Espanhol. Com um primeiro tempo "relaxado", o clube usou a etapa complementar para garantir o triunfo. Neymar abriu o placar e chegou ao 50º gol pelo Barça. Pedro, que entrou na vaga de Rafinha no decorrer do jogo, fechou o marcador com um lindo gol de bicicleta. Com o resultado, o líder da competição chegou aos 90 pontos na classificação. Esperava-se mais do Barça no duelo posterior à vitória por 3 a 0 diante do Bayern. Mas o time de Luis Enrique começou a partida de forma sonolenta e até se deu ao luxo de uma saída errada de bola de Bravo com Piqué. Mesmo com a marcha lenta, a equipe não sofreu grandes perigos. A partir da metade da etapa inicial, Messi resolveu que era hora do grupo se mexer. Municiou Neymar em ao menos quatro lances. Contando com a parceria de Daniel Alves - que acertou dois belos cruzamentos na área -, o camisa 10 acabou sendo o destaque nos 45 minutos tendo até mesmo repetido o "efeito Boateng" ao deixar Martinez no chão em chegada pela direita. Se o primeiro tempo foi morno, o Barcelona tratou de esquentar depois do intervalo. E foi rápido. Logo aos 5 minutos, Messi fez levantamento na área, a zaga do Real Sociedad desviou, e Neymar apareceu livre na segunda trave para mandar para o gol. O camisa 11 chegou ao seu 50º gol com a camisa culé, de acordo com informação oficial do clube catalão. (G1)

Comente agora
09
Mai
Parte do país se sente enganada, diz Marina Silva
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:22h

A ex-candidata a presidente Marina Silva disse em entrevista ao Blog que o governo está impondo remédio amargo à sociedade, mas não pensa em reduzir o número de ministérios nem de cargos comissionados. Na visão dela, o governo não aumentou a dose do medicamento, mas sim “trocou o frasco do remédio”, ao tomar medidas de ajuste fiscal após dizer que elas não eram necessárias. E o fez, segundo ela, sem qualquer autocrítica. Por isso, afirmou a ex-senadora, a sociedade se sente ludibriada e indignada. Para ela, essa é a explicação dos panelaços e protestos que assombram a presidente Dilma Rousseff e o PT. Ao falar ao Blog sobre a conjuntura política, Marina se disse preocupada com a gravidade da crise econômica e política. Ela defende uma reforma política, mas alerta que não é preciso mudar leis para saber que “não se pode mentir nem caluniar” numa eleição. 

Blog – Como a senhora viu os repetidos panelaços e as manifestações contra o governo?
Marina Silva – A sociedade quer mudanças. O professor Eduardo Viola [cientista político] diz que 20% da população do planeta tem uma propensão reformadora. É um fenômeno mundial e no Brasil não é diferente. Após a reconquista da democracia, da estabilidade econômica e com o início de um processo de inclusão social, vivemos a sensação de que estávamos começando a entrar nos trilhos. Houve até uma certa acomodação dos movimentos que pressionavam na busca por essas mudanças, como sindicatos, ONGs e partidos progressistas. Mas permaneceu, ao menos, uma tensão latente desses 20% que anseiam por reformas e foi isso que veio à tona em 2013, quando milhões de pessoas se mobilizaram. Uma faísca inicial, mínima, com a questão das tarifas de ônibus e do passe livre, logo se transformou numa grande demanda por melhoria do país. Aquele movimento arrefeceu, pela violência da polícia, como diz o Luiz Eduardo Soares, e do impacto causado pelos black blocks. Restou a esperança de fazer a mudança aproveitando as eleições. Mas veio então a violência do marketing selvagem, das estruturas e do poder econômico, da mentira e da calúnia, do rompimento de qualquer limite ético para ganhar uma eleição.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com