As comentadas


Bom dia , Quinta-feira, 18/12/2014









Enquete



Reflita

Blog

28
Nov
Polícia investiga cinco por tráfico na RMS
Postado por: Letícia Oliveira / 08:39h

Continuam as diligências para prender outros integrantes da quadrilha de Diego Vinicius Santana de Almeida, o Uga Uga, 22, apontado como um dos principais traficantes de Madre de Deus (Grande Salvador). Ele e outras quatro pessoas foram presas na tarde de quarta-feira, 26. Segundo a polícia, com Uga Uga foram apreendidos R$ 3.500, uma arma, drogas, balança de precisão e um caderno com anotações  do tráfico. Segundo a titular da 17ª Delegacia Territorial (de Madre de Deus), Simone Moutinho, o líder do bando agia em toda a cidade, mas principalmente no centro. Além do tráfico de drogas, também é atribuída a ele  a participação em homicídio. "Ele forneceu a arma para uma pessoa matar uma mulher no último domingo", observou a delegada. Segundo a policial, as prisões foram feitas por  militares da Comando Independente de Policiamento Especializado, da PM, com base nas investigações desenvolvidas pela 17ª DT. (Atarde)

Comente agora
28
Nov
Airbag com defeito provoca recall também no Brasil; entenda o caso
Postado por: Letícia Oliveira / 08:37h

Trazido à tona ainda em 2013, o defeito na abertura de airbags fabricados pela empresa japonesa Takata ganhou mais vulto nos últimos meses, quando passou a ser associado a mortes no exterior. A companhia fornece o item para grandes montadoras em todo o mundo, inclusive no Brasil, e cerca de 16 milhões de veículos já foram convocados para recall. O problema é que uma falha na abertura do equipamento de segurança pode machucar os ocupantes do veículo. O jornal "The New York Times" reportou que as lesões seriam semelhantes a facadas, uma vez que a morte de uma motorista após acidente em um carro com esse defeito chegou a ser investigada como homicídio, por causa dos tipos de ferimentos que ela apresentava.

VEJA ABAIXO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CASO

1) Que airbags estão com defeito?

Airbags produzidos pela empresa japonesa Takata Corp entre 2000 e 2004 podem apresentar uma falha na abertura e machucar os ocupantes. A companhia é fornecedora de grandes montadoras, como as japonesas Honda, Toyota, Nissan e Mazda, além de BMW, Ford, General Motors, Mitsubishi, Subaru e Chrysler, recentemente comprada pela Fiat. A falha foi anunciada pela Takata em 2013, quando começaram os recalls.

2) Quais montadoras fizeram recall no Brasil por causa desse defeito?
Até novembro de 2014, Honda, Nissan e Toyota convocaram unidades vendidas no Brasil para verificação do airbag. Os modelos chamados foram:

Comente agora
28
Nov
Virgem de 87 anos é estuprada
Postado por: Letícia Oliveira / 08:34h

A descoberta de um crime assustou moradores de um pequeno povoado do norte de Minas Gerais. Uma virgem de 87 anos foi estuprada por um jovem, de 18. O rapaz foi preso e confessou o abuso. Luciano Cardoso dos Reis foi detido na cidade de Montes Claros. Em depoimento à Polícia Civil, o jovem disse que atacou a mulher exatamente por ela ser virgem. O crime ocorreu há cerca de 40 dias, no distrito de Aparecida do Mundo Novo. O suspeito não foi preso na época porque a vítima, que tem problemas de visão, não conseguiu reconhecê-lo. Depois do abuso, a idosa, que morava sozinha e em uma residência isolada, precisou se mudar para a casa de parentes. Cardoso está preso preventivamente na cadeia de Montes Claros. (R7)

Comente agora
28
Nov
Quadrilha teria 'deletado' 300 lotes de reforma agrária do sistema do Incra
Postado por: Letícia Oliveira / 08:30h

A quadrilha investigada em Mato Grosso por fraudes em áreas da União, alvo da operação “Terra Prometida”, deflagrada nesta quinta-feira (27) pela Polícia Federal, teria deletado do sistema interno do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) cerca de 300 lotes de um assentamento. Segundo as investigações, as terras estão localizadas na região de Itanhangá, 447 km de Cuiabá, e teriam sido destinadas de forma fraudulenta a fazendeiros e empresários suspeitos de explorar terras destinadas à reforma agrária. A assessoria de imprensa do Incra informou que vai apurar a responsabilidade dos funcionários investigados. Cinquenta e dois mandados de prisão preventiva e 146 de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Diamantino, a 209 km de Cuiabá, e devem ser cumpridos em Mato Grosso, ParanáSanta Catarina e Rio Grande do Sul. Dois irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller, estão na lista dos investigados e tiveram mandados de prisão preventiva expedidos contra si.

Comente agora
28
Nov
Santo Antônio de Jesus recebe o Campeonato Interno de Karatê no próximo domingo (30)
Postado por: Letícia Oliveira / 08:28h

O professor de Karatê Dilson de Madeira está trazendo um evento para Santo Antônio de Jesus na área em que é especialista. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, ele informou que as cidades de Castro Alves, Camamu, Mutuípe, Ubaíra, São Miguel das Matas, Varzedo, Amargosa e Santo Antônio de Jesus são participantes do campeonato. Ele ressaltou que foi uma iniciativa da Diretoria do Santo Antônio Karatê Clube e aprovada pela Federação Baiana de Karatê, com apoio do Clube dos 100, Prefeitura Municipal e comércio. O evento acontecerá no próximo domingo (30), a partir 9h. Segundo eles, há uma estimativa de 140 a 150 atletas, que concorrerão ao Campeonato Interno de Karatê. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Nov
Termina nesta sexta prazo para pagamento da 1ª parcela do 13º
Postado por: Letícia Oliveira / 08:13h

Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 19 de dezembro, prevê a legislação. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias, contudo, não recebem a primeira parcela agora (pois já receberam), apenas a segunda. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha. O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens – nesse caso, o 13º deve perfazer a média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas.

Comente agora
28
Nov
Mantega muda agenda e não participa de anúncio
Postado por: Letícia Oliveira / 08:08h

Com sua saída do cargo anunciada pela presidente Dilma Rousseff no início de setembro, durante a campanha eleitoral, o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, nem estava em Brasília quando Joaquim Levy foi oficialmente confirmado como seu futuro sucessor, durante uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Na manhã de ontem, pouco depois de a Presidência convocar a imprensa para “breves declarações” de Levy, a assessoria de Mantega divulgou uma alteração na agenda do ministro. Antes, ele passaria o dia capital federal. Depois, sua agenda previa que no período da tarde ele despacharia em seu gabinete na cidade de São Paulo, bem longe de onde Levy e Nelson Barbosa, próximo titular do Planejamento, indicavam as guinadas que pretendem dar na política econômica. A atual ministra do Planejamento Miriam Belchior também não participou do evento. De acordo com sua agenda pública, ela passou o dia trabalhando em seu gabinete a alguns metros do Planalto.Dilma também não apareceu. Enquanto a próxima equipe econômica dava seus recados ao mercado via imprensa, Dilma fazia o mesmo, mas pessoalmente, ao receber no mesmo horário Ana Patricia Botín, presidente do Grupo Santander. (Agência Estado)

Comente agora
28
Nov
Governador da Bahia nega saber dos problemas encontrados no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 07:59h

O Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner esteve na cidade de Dom Macedo Costa nesta quinta-feira (28) para entregar ônibus escolaresao município. Diante da situação em que está passando o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, com seus funcionários reclamando da falta de pagamento, inclusive fazendo manifesto para chamar a atenção do Estado, responsável pelo repasse, a imprensa da cidade se deslocou até o município vizinho a fim de questionar o fato ao petista. Com relação aos salários atrasados e perda de leitos na unidade hospitalar, o Governador, em entrevista a Rádio Recôncavo FM, informou que não sabia dessa notícia, soube ontem (27) através do presidente da Câmara, Marcos Có, mas garantiu que irá procurar saber o que de fato está ocorrendo na Secretaria Estadual de Saúde. “Sempre tem corte de gastos Estaduais e Federais no final do ano, mas iremos resolver isso para acalmar os servidores do HRSAJ”, disse. Os trabalhadores alegam três meses de atraso no salário, mas segundo o Governador, ele não sabe nada sobre essa falta de pagamento.

Visita a Dom Macedo Costa: “Estou dando oportunidade de visitar aqueles municípios em que não pude ir durante esse tempo e agora praticamente só faltam 15 e completarei esse número no meado de dezembro”, disse ele, a respeito da sua meta de visitar os mais de 400 municípios da Bahia durante 8 anos de mandato. Segundo ele, foi levado serviços e ajuda para o município.

Aposentadoria de Governador: Questionado se abrirá mão da aposentadoria de governador, Wagner afirmou que o que foi votado na Assembleia Legislativa da Bahia foi o tratamento do Governador igual ao de funcionário público, ou seja, qualquer um que for servir ao Estado carrega o tempo que pagou o INSS como iniciativa privada, “eu tenho 35 anos de contribuição ao INSS e a regra foi estabelecida, então tenho direito a receber essa aposentadoria”, completou. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Nov
Luciana Gimenez processa Jorge Kajuru por difamação e injúria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:58h

A apresentadora Luciana Gimenez entrou com um processo na Justiça contra o jornalista Jorge Kajuru por difamação e injúria. Luciana reclama de um xingamento recebido em 2013 pelo Twitter de Kajuru - ela foi chamada de "vagaba profissional" na rede social, segundo o advogado Sylvio Guerra. A informação é do Uol. O caso corre na 5ª Vara Criminal do Rio. A juíza Paula de Freitas despachou determinando que Kajuru seja comunicado da audiência pelo Diário Oficial, já que "esgotaram-se os meios para localização do querelado". O crime de difamação prevê prisão de 3 meses a um ano e multa. Já injúria prevê de um a seis meses de detenção e também multa. Gimenez e Kajuru já brigam na Justiça desde 2005 por conta da declaração do jornalista de que "Xuxa é menos burra que Luciana Gimenez". Ele foi condenado a indenizar Luciana, mas até hoje não cumpriu. O advogado da apresentadora diz que o valor já passa de R$ 100 mil. Kajuru não foi localizado para comentar o caso.

Comente agora
28
Nov
Leão pode se tornar ministro de Dilma, segundo coluna
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:55h

A Bahia pode ter dois ministros no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT): o atual governador Jaques Wagner (PT) e o futuro vice-governador João Leão (PP). De acordo com a coluna Tempo Presente, o partido de Leão terá direito a um ministério no novo governo e o presidente nacional Ciro Nogueira, senador pelo Piauí, não quer um cargo. Dessa forma, Leão é um dos poucos nomes de destaque da sigla que estariam “disponíveis” para assumir uma cadeira em Brasília.

Comente agora
28
Nov
Papa inicia visita de três dias à Turquia
Postado por: Letícia Oliveira / 07:51h

O papa Francisco inicia hoje (28) visita de três dias à Turquia, uma viagem com importante significado ecumênico. O programa inclui encontros com as principais lideranças políticas do país e uma visita à Mesquita Azul. A viagem do papa à Turquia, país de 77 milhões de habitantes, com maioria muçulmana, vai permitir o segundo encontro este ano com o patriarca ecuménico Bartolomeu I, o atual primado da Igreja Ortodoxa de Constantinopla. Com ele, Francisco celebrará em Istambul a festa de Santo André, patrono da congregação.Os dois chefes religiosos já se encontraram em 25 de maio em Jerusalém, durante celebração ecumênica na Igreja do Santo Sepulcro.O primeiro dia do papa na Turquia, dirigida desde 2002 pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, com origem no islamismo político), está reservado a encontros com os principais dirigentes políticos do país. (Agência Estado)

Comente agora
28
Nov
Irmão de Toffoli é denunciado por desvio de R$ 57 mi
Postado por: Letícia Oliveira / 07:46h

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta quinta-feira (27) cinco pessoas pelo desvio de R$ 57 milhões que deveriam ter sido aplicados nas áreas de educação e saúde no município de Marília, interior de São Paulo. Um dos denunciados é José Ticiano Dias Toffoli (PT), irmão mais velho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli. Segundo a Procuradoria, o irmão do ministro movimentou irregularmente R$ 28,8 milhões nos dez meses em que ficou à frente da prefeitura, entre 2011 e 2012. Em depoimento, José Ticiano Dias Toffoli admitiu o uso irregular do dinheiro. Ele afirmou ao Ministério Público que quando tomou posse como prefeito, em março, havia um déficit de aproximadamente R$ 8 milhões no caixa da prefeitura. O débito é usado como justificativa por Toffoli para dar sequência aos delitos já praticados, segundo a Procuradoria, pelo antecessor, Mário Bulgareli (PDT). Bulgareli, que administrou a cidade entre janeiro de 2005 e março de 2012, quando renunciou após denúncias de irregularidades em sua gestão, está entre os denunciados. O Ministério Público Federal aponta que durante o segundo mandato o então prefeito foi responsável pelo desvio de R$ 28,2 milhões. Os recursos eram repassados pela União para serem aplicadas no Fundo Municipal de Saúde, em atividades escolares, para custear a folha de pagamento e outros gastos. Três ex-secretários da Fazenda do município também foram denunciados por participação no desvio do dinheiro. Ainda de acordo com o Ministério Público Federal, eles fizeram as transferências por determinação dos ex-prefeitos. Autor da denúncia, o procurador da República Jefferson Aparecido Dias pede a condenação dos cinco denunciados por crime de responsabilidade. A pena é de três meses a três anos para gestores que aplicarem indevidamente verbas públicas. O procurador requer ainda que a Justiça os obrigue a reparar os danos causados à União no valor de R$ 33,2 milhões. O valor seria correspondente ao montante de recursos retirados das contas sem a devida devolução. A reportagem tentou contato com o ex-prefeito Dias Toffoli, mas não obteve retorno. O advogado de Bulgareli foi contatado, mas informou que não podia atender por estar em reunião e não deu retorno.

Comente agora
28
Nov
Salvador: Portas de shoppings têm grandes filas para a Black Friday
Postado por: Letícia Oliveira / 07:41h

Centenas de pessoas estão neste momento aguardando a abertura das portas do shopping Iguatemi para aproveitar as promoções da Black Friday. Para a promoção, o shopping alterou o horário de funcionamento nesta sexta-feira (28) e abrirá as portas às 7h. A Black Friday, que começou nos Estados Unidos em lojas virtuais, chega com força às lojas físicas ao redor do mundo. O dia de promoções, que começou, em algumas lojas, à meia-noite, fez outros shoppings de Salvador e lojas da capital alterarem seus horários de funcionamento. Veja a lista: 

Barra: O shopping vai funcionar das 9h às 22h. “Será um dia inteiro de muitas ofertas e o Shopping Barra não poderia ficar de fora desta grande mobilização do varejo nacional”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito. O Barra fará ainda ações internas com os clientes durante todo o dia. Algumas lojas participantes: Lacoste, Mr. Cat, Gregory, King Market, House e Co, ToksTok, Forum, Levi´s, Blue Man, Cristalli, Óticas Ernesto, Francesca Romana Diana, Felissa, Antonio´s Jóias, Cláudia Belfort, Spicy, Cantão, Blu K, Samsung, Vivo, Oi, Santa Lolla, Adcos, Paradoxus, Calvin Klein, Planeta Bebê, Humpty Dumpty, Chilli Bean. 

Bela Vista: O centro de compras abre as portas às 8h e fecha às 23h. As principais âncoras aderiram a promoção e vão comercializar produtos com desconto. De acordo com a assessoria do empreendimento,  o funcionamento das lojas ocorrerá de maneira facultativa.
Comente agora
28
Nov
Bahia assina acordo para ficar com Fazendão e Cidade Tricolor
Postado por: Letícia Oliveira / 07:36h
O Bahia assinou, nesta quinta-feira (27), um acordo para ficar com os dois CTs, a Cidade Tricolor e o Fazendão. Além dos centros de treinamentos, o clube herdou um terreno ao lado do Fazendão, denominado "Vale das margaridas", que dá acesso ao CT. As negociações envolveram o Esquadrão e a construtora OAS. Com o desfecho, o Bahia terá que pagar cerca de R$ 23,6 milhões. A quantia envolve saldo de permuta, um percentual de Transcons e o terreno adquirido. Já para quitar a dívida, o Tricolor pagará R$ 13,6 mi em Transcons e o saldo restante, R$ 10 milhões, será parcelado em dez anos. Portanto, o Esquadrão pagará R$ 1 milhão por ano, em dinheiro, à OAS. (Bocão News)
Comente agora
28
Nov
Ônibus escolares e equipamentos agrícolas beneficiam mais municípios baianos
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:34h

Os municípios de Dom Macedo Costa, Elísio Medrado e Ipecaetá receberam, ao todo, seis novos ônibus escolares entregues pelo governador Jaques Wagner, nesta quinta-feira (27), por meio do Programa Caminho da Escola. Em Dom Macedo, no Recôncavo, primeiro município visitado pelo governador, ele também assinou ordem de serviço para a construção de rede de abastecimento de água até os distritos de Jogo da Bola, Casaca de Ferro e Cacimba. Cada ônibus custou R$ 250 mil, e todos estão equipados com itens de acessibilidade para transporte de pessoas com deficiência física. A secretária de Educação de Dom Macedo Costa, Noelice Souza, informou que cerca de 400 estudantes dependem do transporte escolar na rede pública de ensino do município. “Com a chegada deste novo veículo, nossa frota passa a ter quatro ônibus. O Caminho na Escola é um programa que veio para contribuir com a permanência, frequência e acesso dos alunos às unidades escolares”. O governador disse que os investimentos vão continuar. “Acabei de vir de Elísio Medrado e Dom Macedo Costa e estou cumprindo minha jornada de visitar todos os 417 municípios da Bahia. Faltam apenas 17. Trouxemos para Ipecaetá quatro ônibus escolares. A população também está me pedindo a pavimentação da estrada para Serra Preta, e o Derba [Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia] já está fazendo o projeto”.

Kits para agricultores: O município de Elísio Medrado, no centro norte baiano, foi contemplado com um veículo. Em Ipecaetá - também no centro norte -, além de quatro ônibus escolares, foram entregues 120 kits a pequenos produtores rurais. A iniciativa faz parte do projeto 'Segunda Água'. Os ônibus e os kits são resultado da parceria entre os governos estadual e federal. Cada kit é composto por regador, balde, carrinho de mão, enxada, reservatório de 200 litros, entre outros itens, e tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar. A pequena produtora rural Vanilde Brito, 59 anos, da localidade de Fazenda Sitio Novo, em Ipecaetá, garante que todas as ferramentas serão úteis na roça. Ela está feliz porque tem animais novos no curral. "Eu tiro leite, e essa bota vai ser muito boa para me proteger. Outra coisa que também vai ser de muita utilidade é o carrinho de mão pra gente carregar a água, milho, feijão e lenha. Agora também posso carregar o mandacaru para minha vaca, que pariu dois bezerros e consegui salvar os dois".

Projeto "Segunda Água":

Comente agora
28
Nov
Matrícula para rede estadual de ensino será no final de fevereiro
Postado por: Letícia Oliveira / 07:31h

Começa a partir do dia 25 de fevereiro de 2015 a matrícula de alunos na rede estadual de ensino. O calendário foi divulgado, ontem, pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), que publicou no Diário Oficial do Estado portaria com normas e o cronograma referentes à transferência e matrícula de estudantes na rede estadual de ensino. A matrícula será realizada nas unidades escolares ou através do site www.educacao.ba.gov.br/matricula, conforme o cronograma estabelecido pela secretaria. Um dia antes, 24 de fevereiro, está prevista a transferência de alunos entre escolas da rede estadual, a renovação da matrícula de alunos que já estudam nas unidades escolares da rede e a matrícula de alunos novos nos ensinos fundamental, médio, médio com intermediação tecnológica (EMITec), educação profissional, educação integral, educação especial e educação de jovens e adultos.

Comente agora
28
Nov
Faça sua parte: Criança sofre acidente doméstico e precisa de consulta com ortopedista em Muniz Ferreira
Postado por: Letícia Oliveira / 07:26h

Ao procurar a Rádio Recôncavo FM, a senhora Graciene, residente em Muniz Ferreira, fez um apelo ao vivo, a fim de conseguir uma ajuda para o menino Lucas, que após um acidente doméstico ficou com sequelas. Ela explicou que a família do garoto é carente, porém de bom coração e merece essa ajuda. “Venho contar com a sensibilidade e solidariedade das pessoas para tentar ajudar na medida do possível essa família, que está tendo dificuldades”, destacou, acrescentando que Lucas é muito amado na cidade. A cidadã, que é vizinha da mãe do menino, relatou que há dificuldade de resolver o problema junto à Secretaria de Ação Social daquele município, então como é um caso sério e que requer cuidados, decidiu procurar o meio de comunicação para expor a história com objetivo de ter apoio. A criança precisa, a princípio, de uma consulta com ortopedista urgentemente, bota ortopédica e também uma cesta básica, visto que a família necessita disso. Quem tiver interesse em ajudar Lucas, deve ligar para (75) 8808-2359 (Graciene).

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Nov
Mulher acusada de cometer vários delitos em Stº. Antº. de Jesus é transferida para presídio em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 07:10h

Acusadas por tráfico de drogas, roubos e tentativa de homicídio em Santo Antônio de Jesus, as jovens Amanda Santos de Jesus, 22 anos e Jessica Santos Santana, 20 anos foram presas pela Polícia Civil de Santo Antônio de Jesus. De acordo com o Coordenador da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Roberto Guimarães, em entrevista a Recôncavo FM, Amanda é conhecida como ‘pistoleira’, pelo fato de ter assaltado muitas pessoas na cidade e tentar matar um homem na Urbis IV. Conforme o Delegado, ela tentou tirar a vida de um homem por conta de uma dívida no valor de R$ 10,00 e ainda estava rodando pela cidade com duas motos, cometendo assaltos e roubos. “Pedimos um mandado de prisão para Amanda e o cumprimos. Como não temos condições de deixa-la aqui na nossa carceragem, ela foi conduzida para Salvador, onde está aguardando as medidas que serão tomadas pela Justiça Criminal”, disse. A dupla foi detida no Alto Santo Antônio, num local conhecido como Chupa. Ainda de acordo com a polícia, Jéssica Santos Santana, 20 anos, também foi detida por ser cúmplice de Amanda. No momento da prisão foram apreendidas 20 gramas de maconha, embalagem de papel alumínio para a droga e uma quantia de R$ 172,00 em dinheiro, que segundo a PC, é proveniente das vendas de substâncias tóxicas e entorpecentes.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Nov
Igreja que distribuiu “dízimo” aos membros conta testemunhos
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:51h

Em setembro, uma campanha idealizada por uma pequena igreja de Chicago chamou atenção por seu ineditismo. Em geral são as pessoas que fazem doações para as igrejas, mas a pastora Laura Truax, decidiu inverter o processo. Líder da Igreja LaSalle Street, Truax decidiu usar a verba advinda de uma antiga negociação imobiliária para iniciar uma “corrente do bem”. Na década de 1970, sua denominação fez um investimento em um conjunto de prédios. Eles agora foram vendidos e sua igreja lucrou US$ 1,6 milhão. A maior parte foi para o caixa da igreja e será investido de diferentes formas, incluindo projetos missionários. Porém, 10% desse lucro foi dividido com os fiéis que atendem aos cultos, num tipo de “dízimo reverso”. Dividindo o montante pelos 320 membros registrados, cada um ficou com 500 dólares. Os cheques foram distribuídos durante o culto e a pastora fez um apelo para que eles “fizessem o bem” e “ajudassem quem precisa”. Cada um teve a liberdade de usar o dinheiro como achasse melhor, mas pediu que preferencialmente fosse dado a outras pessoas. Ela conta que orou muito sobre como deveria usar o dinheiro e foi isso que Deus a mandou fazer. Relata ainda que os fiéis ficaram surpresos e até um pouco assustados. Agora a campanha chegou ao fim e cada membro foi convidado a contar o que fez com o dinheiro. Os vídeos estão sendo colocados no canal da igreja no Youtube. Para a pastora, essa é uma forma de dar testemunho.

Comente agora
28
Nov
Hoje é o ultimo dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:44h

Crianças entre seis meses e menores de cinco anos têm até hoje para receber a dose da vacina contra Poliomielite nos postos de saúde de saúde. Para atingir o maior número de crianças imunizadas, equipes de vacinação da secretaria municipal de Saúde serão enviadas a para creches e escolas de toda cidade. Também serão instalados pontos volantes em locais de grande movimentação de pessoas como, shoppings, igrejas e praças, que funcionarão das 08 às 17 horas. Vale lembrar que a vacinação é a única medida de prevenção eficaz para manter as crianças protegidas. Até o momento cerca de 90 mil crianças residentes em Salvador foram protegidos, o que representa uma cobertura de 58%. A meta é imunizar pelo menos 95% do público alvo estimado em 156.066 pessoas no município. Junto com a vacinação contra a Pólio a a SMS está realizando a administração da dose de Vitamina A para os menores de cinco anos, além da campanha de Multivacinação. Profissionais de saúde realizam a verificação da situação vacinal de cada criança e faz a atualização com aplicação das doses contidas no calendário básico que estiverem pendentes. 

Comente agora
28
Nov
Superintendente de trânsito fala sobre alterações nas vias de S. A. de Jesus
Postado por: Samile Macêdo / 02:38h

Luciano Moura, conhecido como 'Cuiuba', Superintendente de Trânsito no município de Santo Antônio de Jesus, foi entrevistado pela rádio Recôncavo FM, durante esta tarde de quinta-feira (27) para revelar novas alterações feitas na Mão Inglesa, via que dá acesso à cidade, que entrarão em vigor ainda durante o final do ano de 2014. O superintendente relata que a mão inglesa poderá sair da Rua do Hospital Luiz Argolo, deixando quem está naquela avenida fazer a conversão para a Rua da Linha. “O cruzamento Luís Argolo - Rua da Linha não poderá ser feito. Os que entrarem na cidade pela via Roberto Santos retornarão à esquerda para sair no campo do Botafogo, ou à direita para a Rua da Linha a qual nos dias de hoje é feita no Posto Cruzeiro do Sul. Outra mudança, é que deixaremos o lado esquerdo livre para quem vier da Luís Argolo, retornar pela Av. Roberto Santos. Os que forem pela Rua da Linha, passarão pela pavimentação asfáltica na via da Coréia que agora será mão única”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
4 comentários
28
Nov
Mudanças climáticas são sinais do Apocalipse? Pesquisa responde
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 02:28h

Apenas 5% da população acredita que as mudanças climáticas são a questão mais importante de nossos dias. A questão da mudança do clima e seus efeitos sobre o ambiente fica atrás da falta de empregos (22%), o aumento da diferença entre ricos e pobres (18%), saúde (17%), o déficit orçamentário (13%) e o aumento do custo da educação (9%). No geral, cinco de cada oito (62%) dizem que os desastres naturais recentes são o resultado direto das alterações climáticas no planeta. Esses são os resultados de relatório elaborado pelo Instituto Público de Pesquisa da Religião, disponível em www.publicreligion.org. A enquete foi realizada entre cidadãos norte-americanos. Ao mesmo tempo, quase metade (49%) dos entrevistados acredita que os sinais do “fim dos tempos” se revelam nas catástrofes naturais. O número de americanos que acreditam que desastres naturais são evidência do apocalipse aumentou desde 2011, quando apenas 44% concordavam com a ideia. Os evangélicos estão mais preocupados com a gravidade dos sinais bíblicos do “fim dos tempos” (77%). Os católicos de origem latina são o grupo mais interessado na mudança climática do ponto de vista bíblico. Enquanto quatro em cada 10 (39%) americanos acreditam que Deus não permitiria que os seres humanos destruam a terra, pouco mais da metade (53%) pensam que isso seja possível.

Comente agora
28
Nov
De acordo com estudo, Brasil faz uso abusivo de prisão provisória
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 02:22h

O Sistema de Justiça Criminal brasileiro mantém nas cadeias do país cerca de 90 mil presos provisórios que, ao final do processo judicial, acabam sendo absolvidos ou condenados a penas alternativas, sem restrição de liberdade. O número representa 37,2% do total de presos provisórios no país. É o que mostra a pesquisa A Aplicação de Penas e Medidas Alternativas, feita pelo Ministério da Justiça e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta quinta-feira (27). O resultado do levantamento mostra que no país há uso “sistemático, abusivo e desproporcional” da prisão provisória em detrimento da adoção de medidas alternativas. A pesquisa analisou dados de varas criminais e de juizados especiais de Alagoas, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Minais Gerais, do Pará, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e de São Paulo, nos últimos dois anos. A realidade, concluiu a pesquisa, contribui para a superlotação das cadeias brasileiras sem, no entanto, reduzir os índices de criminalidade e transparecer para a sociedade a sensação de segurança. De acordo com a pesquisa, o uso excessivo da prisão preventiva está relacionada à visão tradicional de que cadeia é sinônimo de punição. A pesquisa mostra ainda que - dos réus que responderam a processo em liberdade - 25,2% foram condenados à prisão, 26% a penas ou medidas alternativas, 23% absolvidos e 25,6% tiveram os processos arquivados por falta de provas ou prescrição.

Comente agora
28
Nov
'Jovem do test-drive' passa mal na cadeia e descobre que está grávida
Postado por: Redação Voz da Bahia / 02:10h

  1. (Foto: Divulgação/Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos)

Acusada de ter furtado um carro de uma concessionária de Curitiba durante um test-drive em maio do 2013 e suspeita de ter roubado um par de óculos de grau de uma ótica em outubro deste ano, Fabiana Sporh Godk, presa na terça-feira (25), descobriu que está grávida de dois meses nesta quinta-feira (28). A informação foi confirmada pelo delegado Renato Figueiroa, do 8º Distrito Policial (DP) da capital paranaense. A jovem foi levada para Curitiba, onde cometeu o delito, na noite de quarta-feira (27). Ela era considerada foragida e foi presa em uma padaria em São João do Ivaí, no norte do Paraná, com a filha de seis meses. De acordo com o delegado, a jovem de 28 anos iria prestar depoimento à Polícia Civil nesta quinta. Porém, como ela disse estar com dores abdominais, foi levada para um posto de saúde e passou por uma série de exames. “No posto de saúde, ela relatou a dúvida da gravidez. Os exames não apresentaram nenhuma alteração além da gravidez”, contou o delegado ao G1. O advogado Igor José Ogar, que representa Fabiana, também confirmou ao G1 a gravidez. “Vamos fazer um pedido sucessivo de uma readequação do regime para aberto e, no pior das hipóteses, para regime domiciliar”, afirmou o advogado. Segundo ele, com a prisão da jovem, a filha dela está sob os cuidados do pai da criança. Fabiana estava em São João do Ivaí junto com o namorado e pai da filha dela, de acordo com a polícia. Fabiana está detida no Centro de Triagem da Polícia Civil aguardando uma decisão da Justiça para ser transferida para um presídio, conforme o delegado. O depoimento dela foi transferido para sexta-feira (28), ainda segundo Figueiroa. "Ela não nega os fatos – diz que foi um mal-entendido, que praticou estelionato e que não agrediu a vendedora”, afirmou o delegado.

Comente agora
28
Nov
Black Friday fortalece selo "antifraude"; veja lista de 450 sites a serem evitados
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 01:59h

A Black Friday começa na madrugada desta sexta-feira (28) e é preciso cuidado ao gastar. Este ano, para tentar dar maior legitimidade ao movimento online, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico tenta fortalecer o Black Friday Legal. Mais de 700 lojas participantes do Black Friday se inscreveram para receber o selo da Black Friday Legal, que é uma espécie de código de ética a ser seguido pelas lojas, que se comprometem a praticar descontos reais, sem "maquiar" os preços. Neste ano, mais de 500 lojas exibirão o selo, número mais de três vezes acima das 123 varejistas credenciadas em 2013. A alta procura surpreendeu, já que a Câmara Brasileira esperava um aumento de 20% a 25% nas inscrições. Para evitar fraudes, o Procon São Paulo oferece uma lista com 450 sites que devem ser evitados - estes receberam reclamações de clientes e não foram encontrados ou responderam às notificações do Procon. Uma das principais reclamações é a "maquiagem" de preços - poucos dias antes da promoção, o preço do produto é aumentado, para assim se oferecer um "desconto" no dia que deixa na verdade a oferta com o preço normal. O site "Reclame Aqui" diz que recebeu no ano passado 8.500 reclamações referentes à Black Friday, das quais 27% foram por maquiagem nos preços. A maioria das reclamações, no entanto, é por falta de estoque dos produtos - 46% dos casos registrados no site no ano passado. Lentidão para acessar os sites gerou 21% das reclamações. As lojas eletrônicas mais apontadas nas denúncias foram Extra, Submarino e Ponto Frio, diz a pesquisa, sem revelar o tipo de reclamação que predominou em cada vendedora.

Operação: 

Comente agora
28
Nov
Acesso para Morro de SP, atracadouro é afetado por chuvas e causa transtornos para turistas
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 01:55h

O atracadouro do Terminal Aquaviário de Ponta do Curral, em Valença, afundou há cerca de quinze dias e tem causado problemas para os turistas que precisam embarcar no local, um dos principais acessos para Morro de São Paulo. Segundo o presidente da Associação Comercial de Morro, o empresário Carlos Correa Sautchuck, visitantes que chegam em voos diários em Valença são obrigados a passar pela estrutura de forma precária. “As pessoas reclamam da dificuldade. Fora o risco que todos estão correndo, porque a plataforma balança. Fizeram uma escadinha emergencial na rampa e é muito perigoso. É um sufoco”, reclama Sautchuck. Em nota, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações (Agerba), responsável pela estrutura, afirmou que “a parte do atracadouro afetada pelas fortes chuvas, já foi isolada e as providências de reparação já estão sendo feitas”. O representante da Associação, contudo, nega a informação. Ele afirma que já buscou contato não oficial, por telefone, e foi informado de que o reparo estava sendo providenciado. “Fizeram um flutuante sem responsável técnico, que depois foi embargado. Não foi feito nada, não tem movimentação. São respostas vazias, prazos não cumpridos”, conta ao Bahia Notícias. Sautchuck afirma que o problema é grave e tem prejudicado a imagem do local, um dos principais pontos turísticos do estado. “Dependendo de como está a maré, as pessoas se molham. Imagina você tentar embarcar, levando malas, por uma escada. Hoje mesmo recebi uma turista de Portugal que chegou reclamando, dizendo que era tudo muito precário. É decepcionante”, avaliou.

Comente agora
28
Nov
Charge do Sid
Postado por: Charge online / 01:51h

Comente agora
28
Nov
Pelé é transferido para UTI e faz hemodiálise em hospital de SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:45h

O ex-jogador Pelé, de 74 anos, apresentou melhora de sua condição clínica, mas seguirá sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, segundo informou o boletim médico divulgado no final da tarde desta quinta-feira (27). Ele está internado no hospital desde segunda-feira (24). Pelé tem infecção abdominal e está fazendo hemodiálise como tratamento de suporte renal, sem necessidade de outras terapias de suporte, de acordo com o comunicado dos médicos. A assessoria do hospital afirmou que Pelé foi levado para a UTI por ser um melhor local para monitoramento do quadro. Mais cedo, ele tinha sido transferido para a unidade de cuidados especiais do hospital. Segundo o primeiro boletim médico, o ex-atleta, que foi internado para tratar de uma infecção urinária, seguia hospitalizado com “instabilidade clínica”. Horas antes da divulgação do boletim, o assessor de Edson Arantes do Nascimento disse ao Globoesporte.com que ele estava bem, recebendo tratamento com antibióticos, e que deveria receber alta entre sexta-feira e sábado. 

Internação: Na segunda-feira, Pelé fez exames de rotina e precisou ser internado após ser constatado que ele estava com a infecção. Na quarta-feira (26), ele recebeu antibióticos por via endovenosa. No dia 12, Pelé foi para o mesmo hospital na capital paulista após se queixar de dores. Os exames mostraram que ele tinha cálculos renais, ureterais e vesicais, o que causa obstrução ao fluxo urinário. Ele foi operado e recebeu alta dois dias depois. Em 2012, Pelé esteve internado no mesmo hospital para uma cirurgia no quadril. No procedimento, foi retirada parte do osso e colocada no lugar uma prótese de titânio e cerâmica. O ex-jogador sentia dores constantes no quadril, ao jogar tênis e até quando caminhava.

Comente agora
27
Nov
Piloto declara exaustão e cancela voo após embarque
Postado por: Anacley Souza / 23:01h

Um caso diferente foi registrado na segunda-feira (24) em Confins, Belo Horizonte. O piloto de um voo da Gol resolveu ser honesto com os passageiros e cancelou a viagem justificando o estado de estafa em que se encontrava. Ele explicou que havia extrapolado o limite de horas de trabalho e que não havia nenhum substituto pronto para entrar em seu lugar, segundo a Band. "Eu não tenho mais reflexo nem condições físicas", disse o piloto aos passageiros do voo 2125 da Gol. O voo deveria seguir do aeroporto de Confins para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Os passageiros embarcaram há cerca de 50 minutos quando a mensagem foi dada pelo piloto. A previsão era de que o voo saísse às 20h, mas houve atraso por conta de problemas meteorológicos e o embarque foi por volta das 23h. Depois do comunicado do piloto, os 115 passageiros desembarcaram e foram para um hotel pago pela companhia área. A viagem acabou só acontecendo no dia seguinte. Em nota, a Gol informou que a atitude do piloto foi correta, prezando pela segurança, e afirmou que o estouro no limite de horas aconteceu por atrasos em voos anteriores, motivados por mau tempo. A Anac recomenda que as companhias tenham uma equipe de reserva em prontidão para casos similares.

Comente agora
27
Nov
Milionário chinês constrói vila de luxo para vizinhos; projeto custou quase R$ 16 mi
Postado por: Anacley Souza / 22:57h

Depois de enriquecer na indústria do aço, o milionário chinês, Xiong Shuihua, 54, construiu uma vila com imóveis de luxo na aldeia Xiongkeng, na cidade de Xinyu, no sul da China. De acordo com o empresário, sua família sempre foi bem cuidada e apoiada pelos moradores do lugar durante sua infância. As cabanas de madeira instaladas às margens das estradas lamacentas do vilarejo foram substituídas por apartamentos luxuosos. Ao todo, 72 famílias foram beneficiadas, sendo 18 delas, com relações mais próximas a Shuihua, ganharam suas próprias vilas. O magnata investiu o equivalente a R$ 16 milhões no projeto, que inclui também o fornecimento de três refeições por dia às famílias mais pobres e aos idosos.

Comente agora
27
Nov
‘a menina mais linda do mundo’, causa controvérsia nas redes
Postado por: Anacley Souza / 22:52h

A beleza impressionante da modelo mirim Kristina Pimenova lhe rendeu, aos nove anos, o título de “criança mais bonita do mundo”. Porém, a superexposição da criança, que coleciona milhões de seguidores no Facebook e no Instagram, também tem rendido uma discussão acalorada nas redes, informa o site britânico “Daily Mail”. Nascida em Moscou, Kristina é filha da ex-modelo Glikeriya Shirokova com o ex-jogador de futebol Ruslan Pimenov, que participou da Copa do Mundo de 2002 pela seleção russa. Modelo desde os três anos, a menina já desfilou para marcas como Roberto Cavalli, Dolce & Gabbana, Armani e Benetton. Responsável pela publicação das fotos de Kristina nas redes, Glikeriya tem sido acusada de sexualizar a imagem da criança. Ao mesmo tempo, alguns seguidores de Kristina chegam a dizer que a menina tem “pernas sexy”. “Você está sexualizando a sua filha e pais como vocês são o motivo pelos quais tantas meninas crescem com tantos problemas... também existem muitas pessoas aqui que a veem de forma sexual”, reclamou um dos seguidores da menina. “Minha filha nunca usaria shorts apertados como estes”, escreveu outro, diante de uma foto que mostra a menina passeando no jardim. “Tratar uma criança como adulto, tirando fotos em um estilo para adultos, é tão errado”, defende mais um.

Comente agora
27
Nov
PSB proíbe filiados de ocupar cargos no governo Dilma
Postado por: Anacley Souza / 22:44h

O SPB decidiu nesta quinta-feira assumir uma posição de "independência propositiva" em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff e determinou que nenhum filiado da legenda tem autorização para assumir cargos no governo federal. O partido, que na eleição deste ano lançou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos à Presidência, e posteriormente Marina Silva após a morte de Campos em um acidente aéreo em agosto, apoiou o candidato do PSDB, Aécio Neves, contra Dilma no segundo turno. "Essa posição consiste em examinar a conduta do governo, as propostas mais estratégicas, e se definir sobre elas de forma contrária, ou a favor. Não tem necessidade de ser obrigatoriamente contra, ou obrigatoriamente a favor", disse o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, após reunião da Executiva do partido em Brasília, de acordo com nota da legenda. Apesar da posição de "independência propositiva", o PSB já tem se alinhado com partidos de oposição a Dilma em algumas matérias no Congresso Nacional, como o projeto de lei que altera o cálculo da meta de superávit primário.

Comente agora
27
Nov
STF concede intervalo para mulheres antes de hora extra
Postado por: Anacley Souza / 22:35h

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria nesta quinta-feira, 27, que é constitucional o intervalo de 15 minutos para mulheres trabalhadoras antes de iniciar hora extra. Um recurso levado por supermercado ao STF questionava a decisão do Tribunal Superior do Trabalho que manteve condenação ao pagamento, a uma empregada, desses 15 minutos, com adicional de 50%. O argumento era de que a previsão do intervalo na Consolidação das Leis do Trabalho contraria a igualdade entre gêneros, mas o Supremo entendeu diferente. Para os ministros do STF, o artigo 384 da CLT foi recepcionado pela Constituição de 1988. Foram seis votos a favor da constitucionalidade do dispositivo da CLT e apenas dois contra: Marco Aurélio Mello e Luiz Fux. Segundo Fux, o intervalo causaria uma "discriminação por via oblíqua". O relator do caso, ministro Dias Toffoli, foi seguido pela maioria dos integrantes do STF e apontou que o trabalho contínuo impõe à mulher o necessário período de descanso, disse o ministro. "Não houve tratamento arbitrário ou em detrimento do homem. O que o legislador verificou foi a necessidade de, diante das diferenças já suscitadas, conferir às mulheres o benefício normativo juslaboral", complementou o relator.

Comente agora
27
Nov
Saeb e Seap divulgam resultado final e homologação de concurso para agente penitenciário
Postado por: Anacley Souza / 22:29h

O resultado final e a homologação do concurso público para Agente Penitenciário 2014 serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28). Na mesma ocasião, será divulgado também o resultado definitivo da segunda etapa - prova discursiva - referente ao certame. Promovido pelas secretarias estaduais da Administração (Saeb) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), e organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o concurso ofereceu 490 vagas. Deste total, 30% (147 vagas) são direcionados a negros e pardos, de acordo com o Decreto Estadual Nº 15.353, de 8 de agosto de 2014. Após a homologação, caberá à Seap a convocação dos aprovados para os exames pré-admissionais - exame de documentação, avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física e investigação social. Os candidatos, que passarem por esta fase final, serão convocados para o curso de formação de agente penitenciário, recebendo bolsa de estudo no valor de um salário mínimo. Uma vez formados, os agentes penitenciários serão alocados nas cidades de Salvador e região metropolitana, Feira de Santana, Paulo Afonso, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, de acordo com o declarado na inscrição. Eles terão remuneração inicial de R$ 1.776,69, com jornada mínima de trabalho de 30 horas semanais. As provas foram aplicadas no dia 21 de setembro deste ano. (Secom)

Comente agora
27
Nov
BC lança amanhã moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos de 2016
Postado por: Anacley Souza / 22:25h

O Banco Central (BC) lança amanhã (28), no Rio de Janeiro, as moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Segundo comunicado do BC, serão lançadas uma moeda de ouro, quatro de prata e quatro de circulação comum. A data de lançamento e os detalhes sobre as moedas foram divulgados em comunicado publicado hoje (27) no Diário Oficial da União . De acordo com o Banco Central, a moeda de ouro homenageia o Cristo Redentor e a corrida de 100 metros rasos. As moedas de prata homenageiam o Rio de Janeiro. A parte da frente traz esportes praticados pelos cariocas, e o verso, aspectos da cultura e da natureza da cidade e do Brasil. Já as moedas comuns remetem aos esportes olímpicos e paralímpicos. Segundo o BC, atletismo e natação representam os dois esportes em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Olímpicos, e golfe e paratriatlo, as duas modalidades que passarão a fazer parte dos jogos de 2016. A moeda de ouro terá tiragem inicial de 4 mil unidades, com 2 mil para o mercado nacional e 2 mil para o internacional. Segundo o BC, essa é a estimativa inicial, mas a tiragem pode chegar a 5 mil. A unidade será comercializada por R$ 1.180. As moedas de prata terão tiragem inicial de 18 mil unidades por tipo, sendo 8,7 mil para o mercado brasileiro e 10 mil para o internacional. A tiragem pode chegar a 25 mil moedas. Elas serão vendidas pelo preço unitário de R$ 195. Estojos com os quatro modelos da moeda estarão disponíveis em 2015, com data e preço a serem anunciados. A autoridade monetária informou ainda que as moedas comuns de R$ 1 entrarão em circulação pela rede bancária. Uma parte será vendida em embalagens especiais para coleção, com preço unitário de R$ 13. Cartelas com os quatro tipos de moedas de R$ 1 também devem ser disponibilizadas a partir de 2015, com data e preço a serem definidos.(Agência Brasil)

Comente agora
27
Nov
Brasil tem três filmes disputando prêmio no Festival de Havana
Postado por: Anacley Souza / 22:14h

O Prêmio Coral de Longa-metragem de Ficção, do 36º Festival de Cinema de Havana, será disputado por 21 filmes latino-americanos, entre eles três brasileiros: "Trago Comigo", de Tata Amaral, "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz e "A Estrada 47", de Vicente Ferraz. O evento, realizado entre 4 e 14 de dezembro, homenageará o escritor colombiano Gabriel García Márquez, morto em abril deste ano. Entre os concorrentes, a Argentina é o país mais bem representado, contando com seis filmes, enquanto Cuba tem quatro filmes na disputa. Chile, Colômbia e México têm dois representantes cada, e República Dominicana e Uruguai, com uma produção, completam a lista de pretendentes ao prêmio principal. Este ano, o festival conta com algumas novidades. Pela primeira vez a projeção se dará pelo sistema digital "DCP" e, ainda, será usado um sistema de projeção móvel que permitirá levar o evento a 12 pontos da capital que não têm salas de cinema.

Comente agora
27
Nov
Mulher entra na Justiça para que marido mostre suas conversas no WhatsApp
Postado por: Anacley Souza / 22:08h

O juiz Alexandre Morais da Rosa, de Santa Catarina, recebeu um processo incomum. Na descrição, a mulher pedia que a justiça obrigasse o marido a mostrar as mensagens do WhatsApp. O caso, registrado na 4º vara criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), é de violência doméstica e corre em segredo na justiça. Durante entrevista feita pelo Correio Braziliense, o magistrado conta que houve agressão. "Houve uma discussão com agressões – por parte do marido – porque a mulher queria saber com quem ele estava falando nas mensagens do celular", contou. Apesar de diferente, esse não é o primeiro caso em que o WhatsApp leva o casal à justiça. O aplicativo é citado em pelo menos 40% dos casos de divórcio na Itália. As mensagens que são trocadas no app são listados como motivos de traição, de acordo com o um relatório de associação de advogados matrimoniais do país europeu.

Comente agora
27
Nov
Corpo de jovem desaparecida há 45 dias é encontrado em Porto Seguro
Postado por: Anacley Souza / 21:59h

O corpo de uma jovem de 18 anos foi encontrado 45 dias depois dela ter desaparecido, após deixar a própria festa de aniversário, na cidade de Porto Seguro, na região sul da Bahia. O corpo da vítima foi localizado na ultima terça-feira (27), dentro de um saco plástico de lixo, em uma rua do bairro Cambolo, segundo informações da Polícia Civil. A jovem foi sepultada em um cemitério do município nesta quinta-feira (27). A identificação do corpo de Hélia Urânia Brito Santos foi feita na última quarta (26), após ser submetido a uma perícia na cidade vizinha de Eunápolis. "Como já estava em avançado estado de decomposição, conseguimos identificá-la pela arcada dentária. Além disso, a mãe, a tia e os irmãos dela fizeram o reconhecimento de algumas peças de roupas que ela usava, como um casaco branco. Segundo os familiares, foi a mesma roupa que ela usava na última vez que saiu de casa". De acordo com o delegado Delmar Araújo Bittencourt, titular da 1ª Delegacia da cidade, a vítima estava sendo procurada desde o dia 11 de outubro. A jovem, que fazia aniversário no dia 12 do mesmo mês, participou de uma festa organizada por amigos para comemorar os 18 anos. "Ela fazia aniversário no dia 12, mas a festa organizada pelos amigos, na casa de um deles, foi antecipada para a noite do dia 10, uma sexta-feira", afirmou o investigador.

Comente agora
27
Nov
Cerca de 20 candidatos compraram gabarito do Enem, afirma Polícia
Postado por: Anacley Souza / 21:54h

A quadrilha especializada em fraudar vestibulares de medicina e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Minas Gerais vendeu as respostas do Enem 2014 para um grupo de quinze a vinte candidatos que realizam a prova no Mato Grosso. A informação foi divulgada pela Polícia Civil, junto com o Ministério Público de Minas Gerais, em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, dia 26, em Belo Horizonte. As investigações ainda estão em andamento. No início da semana, 34 pessoas envolvidas no caso foram presas, sendo doze integrantes da quadrilha e 22 candidatos que faziam prova na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. A quadrilha recebia entre 70.000 e 200.000 reais por fraude e fornecia as respostas corretas para os clientes por meio de transmissão eletrônica durante as provas. Segundo o delegado da Polícia Civil Jeferson Botelho, o último lote de equipamentos adquiridos pela quadrilha era composto por micropontos eletrônicos e moderno sistema de transmissão de dados, que teria sido adquirido na China a um custo de 200.000 dólares. As denúncias que deram origem às investigações, iniciadas em abril deste ano, chegaram de forma anônima ao Ministério Público de Minas Gerais. (Revista Veja)

Comente agora
27
Nov
Família do ministro da Agricultura é suspeita de fraudar 15 lotes da União
Postado por: Anacley Souza / 21:43h

Pelo menos 15 lotes de um assentamento do Governo Federal destinados para reforma agrária estariam sendo explorados pelos dois irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller. Os irmãos Odair e Milton Geller tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de Mato Grosso durante a operação Terra Prometida, deflagrada pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (27). Os dois irmãos não foram localizados pela polícia, mas o superintendente da PF no estado, Marcos Antônio Farias, disse que a defesa de Odair e Milton teria entrado em contato e informado que eles deveriam se apresentar espontaneamente ainda nesta quinta-feira. Caso eles não compareçam à Superintendência da Polícia Federal, serão considerados foragidos. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), os lotes tinham 100 hectares cada um, sendo localizados no município de Itanhangá, a 447 km da capital, e estavam em nomes de membros da família, como sobrinhos, primos, tios e outros. Trinta e cinco dos 52 mandados de prisão preventiva foram cumpridos pela Polícia Federal nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde.

Comente agora
27
Nov
Morre escritora de ficção policial PD James, aos 94 anos
Postado por: Anacley Souza / 21:39h

A escritora britânica de romances de ficção policial P.D. James morreu nesta quinta-feira, aos 94 anos, na Inglaterra, divulgou sua editora. "Com grande tristeza, a família da escritora P.D. James, baronesa James de Holland Park, anuncia que ela morreu em paz em sua casa de Oxford", diz o comunicado da Faber & Faber. P.D. James foi autora de vinte obras, muitas protagonizadas pelo detetive e poeta Adam Dalgliesh. Boa parte de suas histórias foram adaptadas para o cinema e para a televisão. Uma das mais famosas, Children Of Men, tornou-se o filme Filhos da Esperança pelas mãos do diretor mexicano Alfonso Cuarón (o mesmo de Gravidade) e protagonizada por Julianne Moore e Clive Owen. Seu último livro foi Morte em Pemberley (Companhia das Letras), publicado em 2011 e que se transformou em uma minissérie da BBC. A trama dá continuidade ao clássico Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Em 2000, celebrou seus 80 anos com a publicação de sua autobiografia Time to Be in Earnest.(Veja)

Comente agora
27
Nov
'Game of Thrones' faz homem esquecer bebê dentro de carro
Postado por: Anacley Souza / 21:10h

Um pai adotivo, que foi acusado de assassinato por deixar sua filha de 10 meses trancada dentro de um carro, em um dia de verão, no estado de Kansas, nos Estados Unidos, assumiu a culpa pelo crime. As informações são do NBC News. Segundo a publicação, Seth Jackson, 29 anos, disse que parou na casa um amigo traficante antes de buscar a criança na creche. Quando chegou em casa, esqueceu de tirá-la do carro e a menina ficou lá por mais de duas horas, em um dia de muito calor. Jackson afirmou que desceu do carro rapidamente para não perder o início de um episódio de sua série favorita, Game of Thrones, e, por fumar a maconha com sua esposa durante a série, o casal esqueceu da criança. A família do casal se diz em choque com a morte da criança, que não foi encontrada com vida dentro do carro. Jackson será julgado e pode pegar até 136 meses de prisão. (Portal Terra)

Comente agora
27
Nov
7,4 milhões de pessoas passam pelo aeroporto de Salvador em 10 meses
Postado por: Anacley Souza / 21:03h

7,4 milhões de passageiros movimentaram o Aeroporto Internacional de Salvador nos 10 primeiros meses de 2014. O número representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2013. Mesmo com esse aumento da demanda, o atendimento no terminal foi satisfatório, revela a Infraero, empresa responsável pela administração do aeroporto. Os dados do movimento estatístico 2014 foram recebidos com entusiasmo pelo secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão: “Os índices revelam uma tendência de crescimento da demanda, fruto do esforço implementado pelo Governo da Bahia no incremento dos negócios e do turismo de lazer”, disse. O reflexo positivo do movimento no aeroporto foi verificado no crescimento da ocupação hoteleira na capital baiana e a média alcançada em nove meses (janeiro a setembro), que chegou a 62,6%. Nesse mesmo período, a média de 2013 foi de 59,16%. “A ocupação média alcançada é maior que no ano passado, mesmo com a significativa expansão da rede hoteleira. A ampliação da oferta de voos regionais é um dos motivos para o aumento da presença de turistas na capital baiana”, assinalou o secretário. O estudo sobre a ocupação hoteleira é um trabalho permanente do Observatório do Turismo, da Secretaria do Turismo da Bahia. Os dados oficiais do Governo do Estado são consolidados pela Setur com base em informações fornecidas por cerca de 40 hotéis situados na Barra, Graça, Ondina, Rio Vermelho, Armação, Patamares, Campo Grande, Carmo, Costa Azul, Itapuã e Stella Maris, dentre outros.

Comente agora
27
Nov
Recebi mandato para continuar fazendo mudanças, afirma Dilma
Postado por: Anacley Souza / 20:54h

Poucas horas depois de confirmar sua nova equipe econômica, a presidente Dilma Rousseff afirmou que recebeu seu segundo mandato para “continuar fazendo mudanças”, colocou entre suas prioridades a “estabilidade econômica” e prometeu dar atenção especial à relação com movimentos sociais. “Vou priorizar a inclusão social, emprego, o acesso à educação, garantia de direitos, a estabilidade política e econômica, o investimento em infraestrutura, a modernização do País e a elevação da renda do povo brasileiro”, declarou Dilma, ao participar da terceira Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), em Brasília. Dilma disse ainda que em cada uma dessas áreas a chamada economia solidária dará uma contribuição. Quando concluiu seu discurso, Dilma desceu do palco para cumprimentar os presentes. Nesse momento, da parte do fundo da plateia foi levantada uma faixa na qual estava escrito “Reforma agrária popular. Fora Kátia”. Em seguida, parte do público gritou “Kátia Abreu não!” A senadora e líder ruralista Kátia Abreu (PMDB-TO) deve assumir o ministério da Agricultura no segundo mandato de Dilma, o que gerou críticas do PT, de movimentos sociais e do próprio PMDB, que a considera uma neófita no partido.

Comente agora
27
Nov
Nilo nega especulação de que apoiaria ACM Neto em 2016
Postado por: Anacley Souza / 20:45h

Personagem central de uma especulação surgida nesta quinta-feira (27), Marcelo Nilo (PDT) classificou como “sem lógica” um possível apoio dele e do partido ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na campanha de reeleição à prefeitura da capital baiana, em 2016. O boato que circulou em alguns veículos de comunicação davam conta de que Nilo e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, se reuniram com Neto para fechar o apoio dos deputados do DEM, PMDB e PSDB à sua campanha para a presidência Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em troca do referido apoio. “Nem conversamos sobre esse assunto. O apoio da Assembleia é parlamentar e não é municipal. Foram os deputados que me apoiaram hoje que pediram que eu fosse na Prefeitura pra falar com eles. Eu fui porque converso com todo mundo, sou político. Inclusive vou falar com todos os presidentes de partido para agradecer o apoio deles”, afirmou Nilo ao Bahia Notícias. De acordo com o deputado, Neto fez sim uma visita a Carlos Lupi em Brasília na última terça-feira (25), mas porque os dois são amigos – embora confesse desconhecer o conteúdo das conversas dos dois. “Eu vi que saiu uma notícia sobre isso, tão sem sentido que até ia avisar vocês. É um negócio sem lógica”, afirmou, em menção ao boato. O presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Jr., estranhou as especulações e afirmou que “o partido tem conversado” e que um possível apoio a ACM Neto em 2016 pode até vir a acontecer, mas que “não há apoio” declarado ao atual prefeito de Salvador. (Bahia Notícias)

Comente agora
27
Nov
Comércio popular vende réplica do iPhone 6 por menos de R$ 500
Postado por: Anacley Souza / 20:36h

Poucos dias após o lançamento oficial dos novos iPhones no Brasil, uma repórter do portal iG visitou o comércio popular das principais ruas do centro de São Paulo e encontrou a réplica do novo smartphone da Apple. O Hiphone 6 já pode ser encontrado nas lojas por R$ 550, 450 e até R$ 400. E, segundo o portal, até o final do ano os comerciantes devem vender o Hiphone 6 Plus por R$ 850 aproximadamente. Ainda segundo o iG, não é tão fácil encontrar às cópias do iPhone 6, já que eles são pouco vendidos em lojas físicas e tiveram que perguntar de estande em estande. Diferente do que é visto na internet, quando as opções de compra são fáceis de encontrar. A análise feita pela equipe de reportagem viu que o aparelho é bem parecido com o original: por fora, é praticamente o mesmo, apesar de serem levemente mais espessos do que os da Apple. As cores também são as mesmas disponíveis nos canais de venda oficiais: preto, dourado e prata. As diferenças são notadas ao ligar o aparelho que, ao contrário de iOS, o sistema da cópia é Android; só funciona nas redes 2G ou 3G, ao contrário dos originais, que já são 4G; possui TV Digital; e tem uma qualidade de câmera inferior ao original.

Comente agora
27
Nov
Guilherme Leicam é afastado de 'Alto Astral
Postado por: Anacley Souza / 20:27h

Intérprete do personagem Gustavo na novela 'Alto Astral', Guilherme Leicam precisou se afastar das gravações por conta de uma catapora. Segundo informações da coluna Retratos da Vida, do jornal 'Extra', o ator foi diagnosticado com a doença nesta semana. De acordo com a publicação, por conta da catapora ser contagiosa, o restante do elenco está em alerta e, até que se recupere por completo, ele deve ficar em casa de repouso. Ainda não se sabe qual vai ser o destino do personagem de Guilherme nem como vai se justificar a ausência dele no enredo do folhetim. No início deste ano, Guilherme passou por um susto quando sofreu um grave acidente de carro, no Rio de Janeiro. O veículo em que o ator estava capotou e, após ser levado às pressas ao hospital, ele passou por uma bateria de exames e foi liberado. Na época, a assessoria de imprensa de Guilherme afirmou que ele nasceu de novo: "Não sofreu nenhum arranhão. Está assustado, obviamente, mas é vida que segue. Ele está bem e em casa". (IBahia)

Comente agora
27
Nov
Bahia é punido por confusão no Joia da Princesa, contra o Figueirense
Postado por: Anacley Souza / 20:19h

O Bahia foi punido pela confusão gerada pela torcida no jogo contra o Figueirense, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu que o clube vai mandar o primeiro jogo da Copa do Nordeste 2015, contra o Campinense, no dia 04 de fevereiro, com portões fechados, além de uma multa de R$ 20 mil. (Aratu)

Comente agora
27
Nov
Pai pode perder a guarda de criança queimada por madrasta
Postado por: Anacley Souza / 20:12h

O pai do menino de dez anos que foi queimado com água quente pela madrasta, na última terça (25), em Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador, corre o risco de perder a guarda do garoto. As informações foram passadas pelo Conselho Tutelar do município. De acordo com informações da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), o garoto teria sofrido a agressão após a madrasta encontrar a casa desarrumada e sentir a falta de um perfume. Márcia Maria Regis, diretora da Casa dos Conselhos, contou que nesta quinta-feira foi realizada uma reunião entre o Conselho Tutelar de Feira de Santana e Ministério Público, para estudar com quem a criança vai ficar, após receber alta médica. O conselheiro Allan Jonhii, que acompanha o caso, disse que alguém da família do garoto pode ficar com a guarda, mas que a decisão será do juiz da Vara da Infância. Ele ainda destacou que familiares do garoto já foram contactados. "Estamos entrando em contato com a família extensiva. Eles são de Utinga [Bahia]. Entramos em contato com o Conselho Tutelar de lá porque o pai não não sabe o telefone dos próprios familiares que moram lá. Sabemos que a mãe dele, avó do menino, mora em Utinga", conta. Ainda segundo o conselheiro, a mãe da criança também mora em Utinga, cidade a cerca de 300km de Feira de Santana.

Um comentário
27
Nov
'Jovem do test-drive' passa mal na cadeia e descobre que está grávida
Postado por: Anacley Souza / 19:53h

Acusada de ter furtado um carro de uma concessionária de Curitiba durante um test-drive em maio do 2013 e suspeita de ter roubado um par de óculos de grau de uma ótica em outubro deste ano, Fabiana Sporh Godk, presa na terça-feira (25), descobriu que está grávida de dois meses nesta quinta-feira (28). A informação foi confirmada pelo delegado Renato Figueiroa, do 8º Distrito Policial (DP) da capital paranaense. A jovem foi levada para Curitiba, onde cometeu o delito, na noite de quarta-feira (27). Ela era considerada foragida e foi presa em uma padaria em São João do Ivaí, no norte do Paraná, com a filha de seis meses. De acordo com o delegado, a jovem de 28 anos iria prestar depoimento à Polícia Civil nesta quinta. Porém, como ela disse estar com dores abdominais, foi levada para um posto de saúde e passou por uma série de exames. “No posto de saúde, ela relatou a dúvida da gravidez. Os exames não apresentaram nenhuma alteração além da gravidez”, contou o delegado O advogado Igor José Ogar, que representa Fabiana, também confirmou a gravidez. “Vamos fazer um pedido sucessivo de uma readequação do regime para aberto e, no pior das hipóteses, para regime domiciliar”, afirmou o advogado.

Comente agora
27
Nov
Juazeiro: prefeito corta seu próprio salário e de secretários para pagar 13º dos servidores
Postado por: Anacley Souza / 19:38h

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, determinou o corte de 20% dos salários dos secretários, assessores e comissionados - os chamados cargos políticos - dentro de um pacote de ajuste das contas para pagar a folha extra do 13° salário dos servidores. O prefeito decidiu reduzir o próprio salário e o do seu vice. Além do corte desses salários, no mês de dezembro, também haverá redução de horas extras e gratificações, “mantendo-se o cuidado de garantir o pleno funcionamento dos serviços essenciais”. (Bahia Notícias)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com