As comentadas


Boa noite , Sábado, 25/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

05
Out
Santinhos adulterados são distribuídos em Senhor do Bonfim; Justiça é acionada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:19h
Uma quantidade considerável dos já conhecidos "santinhos" dos candidatos foi adulterada e foi distribuída neste domingo (5) de eleição na cidade de Senhor do Bonfim, no interior da Bahia. Em uma das peças apareciam as fotos dos deputados Valmir Assunção (candidato a deputado federal) e Carlos Brasileiro (candidato a deputado estadual), ambos do PT. Entretanto, no verso da pesca, a numeração de outro candidato: o candidato a deputado estadual Roberto Carlos. A adulteração foi comunicada à Justiça Eleitoral. Os santinhos teriam sido jogados por toda a cidade, principalmente próximos às zonas eleitorais. A cidade de Senhor do Bonfim é a principal base do deputado estadual Carlos Brasileiro, o qual foi prefeito por duas vezes. Roberto Carlos, cujo número aparece nos santinhos adulterados, é apoiado pelo atual prefeito do município, Edivaldo Correia. (Metro1)
Comente agora
05
Out
Eleições 2014: "Rondas estão sendo constantes nos lugares em que há comercialização de bebidas em S. A. de Jesus", diz Coronel Menezes
Postado por: Samile Macêdo / 14:10h

A cidade de Santo Antônio de Jesus (localizada a 107 quilômetros de Salvador) será a Sede do Comando Regional de Segurança nas eleições de 2014. O Coronel Menezes Comandante Geral da Polícia Militar  está no município  para preparar a equipe da Polícia Militar a fim de garantir um bom trabalho de segurança nas eleições em toda a região. Em entrevista ele diz que busca facilitar o trabalho em relação ao Comando Geral para que ocorra o mínimo de problemas possível, e recomendam aos eleitores que exerçam seu direito de voto, porém sem causar qualquer tipo de transtornos. Com respeito à venda de bebidas alcoólicas, assegura que haverá rondas constantes nos lugares em que há comercialização desses produtos, com o objetivo de fazer com que a lei eleitoral seja cumprida. Para continuar a oferecer segurança à população mesmo depois do período eleitoral, declara que continuará o policiamento com o intuito de atender as demandas das cidades que compõem a área encarregada do 14º Batalhão; “O trabalho que é executado não pode deixar em segundo plano o dia a dia dessas cidades”, declara. Conclui incentivando aos eleitores para que exerçam seu direito de voto de uma maneira democrática.

Comente agora
05
Out
Domingo de eleição: Salvador tem tiroteio, feridos e criança de 3 anos baleada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:00h

Este domingo de processo eleitoral já contabiliza casos de tiros e vítimas de disparos por arma de fogo em bairros de Salvador. De acordo com informações da Central de Polícia (Centel), um grupo de pessoas armadas promoveu um tiroteio na região do Colégio Daniel Lisboa, no bairro do Pau da Lima. Uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada para o Posto Médico de São Marcos. A Centel também informa que uma troca de tiros deixou um homem não identificado e uma menina de três anos, também sem identificação, baleados no Setor F, do bairro de Mussurunga na manhã deste domingo (5). Policiais militares da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) socorreram a criança para o Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF).

Comente agora
05
Out
Ex-Prefeito de Varzedo conversa sobre política e expectativas nas eleições em entrevista ao Voz da Bahia
Postado por: Samile Macêdo / 13:58h

O ex-prefeito de Varzedo Valter Bomfim Lago, em entrevista ao Voz da Bahia, conversa a respeito da política do município e das expectativas quanto às eleições. Relata que vê muitas obras de infraestrutura, abertura de creches, casas populares realizadas pelo PT (Partido dos Trabalhadores), fazendo com que o partido ganhe grande favoritismo apesar de outros partidos demonstrarem oposição por parte dos eleitores. Valter disse que hoje, no dia das eleições, percebe que há algumas insatisfações, críticas por parte da população e vê na candidatura a governo da Bahia que será uma disputa muito equilibrada entre os dois partidos: DEM (Paulo Souto) e PT (Rui Costa), visto que há uma grande diferença de opiniões, alguns preferem mudanças, outros optam por continuar do jeito que está com mesmos projeto e programas. “O Partido dos Trabalhadores tem trazido alguns candidatos que não sejam conhecidos pela maioria das pessoas, mas, que possuem competência em determinadas áreas. Lula colocou Dilma, a quem ninguém conhecia e achavam que iria perder, mas, ganhou.”, nota.

Comente agora
05
Out
Lula vota em São Paulo e afirma que eleição será decidida entre "as duas legendas mais fortes"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:39h
Neste domingo (5), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou por volta do meio dia em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ele esteve acompanhado do candidato petista ao governo paulista, Alexandre Padilha. Lula afirmou que PT e PSDB são as duas legendas "mais fortes" e que devem disputar o segundo turno para a Presidência da República, confirmando o resultado das últimas pesquisas que mostram Aécio Neves e Dilma Rousseff na disputado o segundo turno. Ao ser questionado pela imprensa local se o segundo turno terá um "clássico", expressão utilizada no futebol para um jogo entre dois times rivais por natureza, Lula disse acreditar que sim. "Eu acho que sim. São duas forças políticas muito fortes. Você não inventa uma candidatura de última hora. Quando começa o jogo pra valer, tem que ter time para entrar em campo. São as duas legendas mais fortes", afirmou o petista. (Metro1)
Comente agora
05
Out
Ruas sujas com ‘santinhos’ em Feira de Santana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:38h

Diversas ruas de Feira de Santana e colégios eleitorais estão repletos de santinhos espalhados pelo chão, neste domingo (5). Segundo taxistas, os panfletos com números de candidatos começaram a ser lançados na noite de sábado (4). A ação de distribuir santinhos no dia da eleição é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral e foi para driblar essa determinação que os papeis com foto e número de alguns candidatos foam jogados no chão no dia anterior ao pleito. Os santinhos tornam o chão escorregadio e podem provocar a queda de eleitores, além de sujar muito as ruas. A situação piora por conta da chuva.

Comente agora
05
Out
Em dia de eleições, candidatas ao Miss Bumbum vão às ruas pedir votos; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:35h

As misses bumbum Ana Paula Xavier, representante do Amapá, Tainara Ferreira, que representa a Paraíba, e Ana Paula Costa, que defende o Espírito Santo, aproveitaram este domingo de eleições, 5, para ir às ruas de São Paulo pedir votos para o concurso Miss Bumbum. As três causaram comoção nas ruas ao saírem de biquíni pedindo votos."E tem homem que ainda gosta de beijar homem, rapaz!", gritou um feirante assim que as meninas chegaram a uma feira na região central da capital paulista. (Ego)

Comente agora
05
Out
Dias Toffoli afirma que 1.869 urnas precisaram ser substituídas no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:25h

Às 12h50 deste domingo, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, informou que, 1.869 urnas haviam sido substituídas no país. Este número representa 0,38% do total de 428.894 urnas disponibilizadas para votação. Toffoli afirmou que em todo o País apenas na cidade de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, estão sendo usadas cédulas, mas de acordo com o Ministro, por falha humana. “O mesário se precipitou e disponibilizou a urna para captação dos votos em papel sem antes se socorrer a uma nova urna eletrônica”. O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, disse ainda que, até as 11h27, 22 candidatos foram presos, sendo oito deles por boca de urna, dois por divulgação de propaganda, dois por transporte ilegal de eleitores, quatro por fornecimento ilegal de alimentos, três por corrupção eleitoral e três por motivos não divulgados. Dez dos candidatos presos são do Rio de Janeiro e três de Minas Gerais. O TSE informou também que, até às 11h28 deste domingo, 226 eleitores foram presos no país. Segundo o Tribunal, duas pessoas foram presas pelo uso de alto-falantes, 144 por boca de urna, 36 por divulgação de propaganda, cinco por transporte ilegal de eleitores, 11 por corrupção eleitoral, e 28 por outros motivos. Foram registradas outras 598 ocorrências, mas sem prisões.

Comente agora
05
Out
Eleições 2014: Movimentação causa acidente no centro de Varzedo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:23h

Devido à movimentação no dia da eleição, um acidente foi registrado na manhã deste domingo (05), no centro da cidade de Varzedo no recôncavo baiano.  Nossa reportagem esteve no local e constatou que uma motocicleta colidiu no fundo de um automóvel deixando o transito engarrafado no local. A polícia militar foi acionada para regularizar a situação. Não houve feridos no incidente só danos materiais.

Reportagem e fotos Voz da Bahia/ Marcello Dial

Comente agora
05
Out
Pastor Everaldo vota no Rio e evita comentar sobre posição no segundo turno
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:21h

O membro da Assembleia de Deus, candidato à Presidência da República Pastor Everaldo (PSC) votou por volta das 11h da manhã deste domingo (5) no Rio de Janeiro. Everaldo, que tinha 1% das intenções de voto segundo a última pesquisa Datafolha publicada neste sábado (4) não quis tomar posição sobre quem apoiaria no segundo turno da eleição presidencial. Sua base eleitoral é, em suma, formada por evangélicos. (Metro1)

Comente agora
05
Out
Votação de brasileiros no exterior já está encerrada em 51 países
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:21h

Até as 12h deste domingo, 51 países já haviam encerrado a votação em trânsito para presidente da República, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. O primeiro foi a Nova Zelândia, onde os eleitores brasileiros começaram a votar às 8h na cidade de Wellington, correspondente às 17h de ontem em Brasília. Entre os países que já encerram a votação estão Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia, China, Taiwan, Índia, Emirados Árabes e Rússia, além de Kuwait, Noruega e República Tcheca. Ao todo, a votação no exterior ocorre em 135 cidades de 89 países. A divulgação dos resultados será feita a partir das 19h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país. Os eleitores nos estados do Amazonas, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima têm fuso de uma hora a menos em relação a Brasília. Já os eleitores do estado do Acre e do extremo oeste do Amazonas têm fuso de duas horas de atraso em relação à capital federal.

Comente agora
05
Out
Nicole Bahls posa de fio-dental em dia na piscina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:18h

Nicole Bahls escolheu um biquíni fio-dental para colocar o bronzeado em dia neste domingo, 5. Em foto publicada no Instagram, a apresentadora do programa "Pânico" posou deitada em uma boia dentro da piscina. "Rio 40 graus, cidade maravilha. Amo", disse ela na legenda. Mais cedo, ela mostrou para os seguidores da rede social o look escolhido para ir votar. Ao contrário do que Nicole Bahls disse em público, de que ela e Emerson Sheik teriam namorado, o jogador negou a afirmação da modelo. Em uma entrevista para o jornalista Léo Dias, de "O Dia", o craque negou qualquer envolvimento sério com Nicole. Questionado se ele teria namorado Nicole, Sheik disse: "Não aconteceu isso. Não namorei a Nicole. Pra mim foi uma surpresa boa, porque ela foi corajosa, além de ser uma pessoa querida…" (Ego)

Comente agora
05
Out
Sergipe tem número com Whatsapp para denúncia de crimes eleitorais
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:18h

Em Sergipe, cerca de 1,4 milhão de eleitores estão aptos a votar nas eleições deste ano. A segurança foi reforçada – ao todo, 5 mil policiais militares atuam em todo o estado. O Exército também enviou 800 homens para acompanhar o pleito em 12 municípios sergipanos. Uma novidade este ano é que a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe colocou à disposição dos eleitores um número de telefone celular com o aplicativo Whatsapp no intuito de receber denúncias de crimes eleitorais. Os relatos podem ser feitos pelo número (79) 8172-8318. Até o momento, houve apenas uma confirmação de compra de voto no estado. Na última sexta-feira (3), uma mulher foi presa no município de Carira, no agreste sergipano, com R$ 25 mil em cheque e R$ 930 em dinheiro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o valor seria destinado à compra de voto. Na casa da mulher, foram encontrados material de candidatos e uma lista com nome de eleitores.

Comente agora
05
Out
Mulher é detida por suspeita de boca de urna em Irecê
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:13h

Uma mulher foi detida na manhã deste domingo de votação, no município de Irecê, suspeita de fazer boca de urna. Segundo informações colhidas pelo Irecê Repórter, a mulher, cujo nome não foi divulgado pela polícia, estaria com uma sacola cheia de material de campanha de candidatos do PT, fazendo boca de urna nas redondezas do Colégio Odete, quando foi flagrada. Ela foi liberada após ser interrogada pela delegada Isabel Cristine Soares, plantonista da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê). O Irecê Repórter tentou falar com a delegada para obter maiores informações sobre o assunto, mas não conseguiu. Por telefone, a reportagem conversou com a delegada titular da 14ª Coorpin, Lúcia Jansen, mas a mesma também não pôde passar informações. Até o momento, este foi o único caso registrado na cidade, onde a votação segue tranqüila nas 135 seções eleitorais. (Irerê Repórter)

Comente agora
05
Out
Diretor da CBF, baiano Virgílio Elísio é internado por causa de câncer no intestino
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:01h

O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o baiano Virgílio Elísio, foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e, segundo o apresentador José Eduardo, ele está lá para se tratar de um câncer no intestino. Vígilio já foi presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF) e é um dos possíveis nomes para figurar nas eleições para presidente do Bahia, no final do ano. (Metro1)

Comente agora
05
Out
TSE: atrasos com biometria não prejudicam resultados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:56h
Mais de 1,8 milhão de eleitores devem votar com o uso de biometria no Distrito Federal. Entretanto, as urnas têm apresentado problemas. Nem sempre o eleitor é identificado pela digital, por mais que tenha feito o cadastramento. Isso tem atrasado a votação em alguns dos colégios eleitorais, nos quais as filas passam de meia hora. Até o final da manhã deste domingo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmava que não haveria atrasos na divulgação de resultados ou das pesquisas de boca de urna, após o fechamento das seções. Em Brasília a revisão biométrica foi feita por 99,87% do eleitorado, o que representa um total de 1.895.252 pessoas. Cerca de 40 minutos após o início das seções eleitorais, 12 urnas tinham sido substituídas (0,16%). Entretanto, segundo o TSE, por mais que haja atraso nas votações, todas as pessoas que estiverem nas filas até as 17h receberão uma senha para votar. Apenas aqueles que chegarem depois deste horário poderão ser impedidos. Outro problema é a dispensa de documentação por conta do sistema biométrico, que identifica a pessoa por meio da digital.
Comente agora
05
Out
Candidato do PSol ao governo do Estado, Marcos Mendes, vota na Liberdade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:55h

O candidato a governador da Bahia pelo PSol, Marcos Mendes, votou na manhã deste domingo (5), no Escola Abrigo dos Filhos do Povo, no bairro da Liberdade, em Salvador. O candidato foi acompanhado pela esposa e alguns milintantes. (BN)

Comente agora
05
Out
Governador Mangabeira: Secretário e Policial Militar são presos em flagrantes por prática de 'boca de urna'
Postado por: Anacley Souza / 12:52h

O secretário de Finanças da prefeitura de Governador Mangabeira, Vinicius de Jesus Santana, e o soldado da Polícia Militar Florisvaldo Moreira foram presos na manhã desse domingo (5) pelo crime de boca de urna.  Segundo informações da polícia, a dupla distribuía panfletos da coligação do PT. Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia local, onde foram autuados pela delegada Jussara Bispo de Santana.  Segundo o delegado Paulo Guimarães, coordenador da 4ª Coorpin, os mesmos serão liberados e responderão na justiça eleitoral. “somos servidores públicos e é nosso dever zelar pela nossa conduta. Cometendo crime, somos passivos de lei e responderemos criminal como ativamente”, salienta o delegado.

Reportagem Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Portal Voz da Bahia acompanha movimentação das eleições em S. A. de Jesus; veja fotos
Postado por: Anacley Souza / 12:44h

O Portal Voz da Bahia está acompanhando toda a movimentação das eleições em Santo Antonio de Jesus neste domingo (05). Nossa reportagem visitou vários colégios eleitorais e falou com pessoas responsáveis pelas sessões. A coordenadora da Justiça eleitoral Cleusa Santos, de um dos maiores colégios eleitorais em Santo Antônio de Jesus, localizado no na Escola Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes onde agrega cerca de nove sessões, falou a respeito da tranquilidade e da mudança de zonas que ocorreram para as eleições de 2014.  Ela relatou sobre as queixa de eleitores que estavam acostumados a votar neste local, ressaltando que muitas pessoas foram encaminhadas para sua nova sessão. Segundo Cleusa, outros eleitores estão formando filas para que a votação termine no horário previsto que é às 17h. Aproveitando a oportunidade, a Coordenadora diz que os eleitores que foram com seus veículos e tentaram estacionar no espaço interno do Colégio,  congestionaram a movimentação impedindo tanto o trafego de pessoas como de carros naquela região. Ela pede que aqueles que fazem uso de carros ou motos para se deslocarem até o local determinado para a votação, estacione em lugar apropriado, fora da área para evitar o congestionamento e a dificuldade de deslocamento nestas regiões.

Redação e fotos: Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
70 urnas apresentam defeitos na Bahia; 30 são em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:28h

Até as 10h45 deste domingo de eleição (5), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) identificou 70 urnas eletrônicas com defeitos. Segundo o tribunal, 30 urnas foram em Salvador e 40 no interior do estado. Quando o defeito é identificado, os técnicos do TRE são acionados, e, a depender do tipo do problema, as urnas são substituídas. Com isso, algumas atividades da seção eleitoral podem parar por alguns minutos. Mil urnas já haviam apresentados problemas na quinta-feira (2). A Corregedoria do TRE ainda não divulgou informações sobre os flagrantes de boca de urna. (BN)

Comente agora
05
Out
Eleitores que publicarem fotos com urnas nas redes sociais podem ser presos
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:08h

A mania das 'selfies' tem tomado as redes sociais, mas durante as eleições, os 'aficionados' têm que se conter e não tirar foto com a urna eletrônica durante a votação, pois a imagem pode valer dois anos de prisão e multa de cerca de R$16 mil para quem for flagrado, segundo a legislação eleitoral. Os autorretratos infringem o sigilo do voto, segundo o Código Eleitoral brasileiro e, ainda, podem ser considerados boca de urna virtual, caso a imagem seja publicada nas redes sociais. Boca de urna pode levar de seis meses a um ano de prisão, com alternativa de prestação de serviços comunitários pelo mesmo período, além de multa que pode variar entre R$ 5.320 e R$ 15.961,50. As fotos podem ser usadas, ainda, para comprovar em quem a pessoa votou, por pressão ou troca de favores. Recentemente, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiotransmissão e telefones celulares sejam entregues ao mesário antes de ir à urna, sob pena de prisão e multa, caso o eleitor se recuse. A resolução, porém, não tem sido respeitada pelos próprios mesários, que em diversas zonas eleitorais têm permitido que os eleitores levem consigo seus celulares na hora de selecionar seus candidatos.

Famosos e fotos: Na manhã deste domingo (5), a produtora e ex-mulher de Caetano Veloso, Paula Lavigne, publicou em seu Facebook e Instagram uma foto da urna eletrônica com a imagem do candidato que ia votar. "Cheguei para votar", dizia a publicação.

Comente agora
05
Out
Filas longas se formam e muitos eleitores ainda não conseguiram votar em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 12:04h

Se aproximando do meio-dia deste domingo (05), e muitos eleitores não conseguiram exercer seu voto. Alguns locais de votação pessoas se aglomeram em filas e reclamam a respeito do número de zonas eleitorais distribuídas em uma única sessão em Santo Antônio de Jesus. No Colégio Felix Gaspar e na Escola Nobre, as filas são extensas, "em apenas uma sala estão sendo agregadas mais de três sessões atrapalhando o fluxo", disse um dos eleitores. Os cidadãos pedem providências por parte do Juiz Eleitoral sobre a demora que se tem para votar neste ano, "estou desistindo por causa da demora", disse dona Alice Moitinho que estava na fila.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Rui Costa vota acompanhado de família e vice na Liberdade
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:00h

O candidato ao governo do estado Rui Costa (PT) votou na manhã deste domingo (5) no Colégio Estadual Duque de Caxias, que fica na Estrada da Liberdade. Rui Costa chegou por volta das 10h30 na seção, acompanhado pela esposa e os três filhos. Além da família, ele contou com a presença de seu candidato a vice-governador, João Leão, e dos candidatos a Deputado Federal, Nelson Pellegrino (PT) e Emiliano José (PT), além de Olívia Santana (PCdoB), que este ano concorre ao cargo de Deputada Estadual. Rui Costa foi bem recebido pelos eleitores na seção onde vota e registrou seu voto na cabine com a filha mais nova, Marina, no colo. Na sala, ele ainda mandou um recado para o adversário Paulo Souto, que esqueceu de levar o documento com foto para votar. "Não esqueci minha identidade", alfinetou.

Comente agora
05
Out
Presidente do PT na Bahia acredita na eleição de Rui Costa; 'Ibope falha'
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 11:58h

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, ao Bahia Notícias, afirmou que acredita na vitória de Rui Costa, e declarou que a pesquisa do “Ibope falha”. Sobre as denúncias do Instituto Brasil, o presidente do PT baiano afirmou que “a veja é uma entidade bastante desgastada e já vinculada a determinados setores”. “O PT vai investigar junto ao Ministério Público e buscar esclarecimentos”, afirmou Anunciação. O candidato Rui Costa foi o que mais recebeu doações de empresas, na casa dos R$ 14,5 bilhões. Sobre isso, o petista afirmou que é “evidente que precisa de dinheiro nas regras atuais das eleições para poder se disputar um cargo”, mas que isso não definiu os últimos dados revelados nas pesquisas de intenção de voto. Ele ainda diz que, por isso, o partido defende a reforma política, para evitar que os financiamentos influenciem nas eleições. (Foto: Jefferson Peixoto/ Ag Haack/Bahia Notícias)

Comente agora
05
Out
ACM Neto vota ao lado das filhas na faculdade de Administração da Ufba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:51h

O prefeito ACM Neto votou acompanhado das filhas na manhã deste domingo (5), por volta das 11h, na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Antes de comparecer a sua seção, no Vale do Canela, o prefeito acompanhou o candidato a Senador Geddel Vieira Lima (PMDB) e o candidato a governador Paulo Souto (DEM). Paulo Souto votou no colégio Pedro Calmon, no bairro Jardim Armação, e Geddel no Colégio Antonio Vieira, no Garcia. (BN)

Comente agora
05
Out
Cidadã tem título cancelado e é impedida de votar em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 11:43h

Uma cidadã teve o direito de voto negado devido a um erro de cadastramento. O casoo ocorreu em uma das sessões localizadas na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em Santo Antônio de Jesus. Segundo informou a presidente da mesa, apesar de estar portando o novo título de eleitor, e afirmar que compareceu para fazer seu cadastramento biométrico, a eleitora  teve o título cancelado e foi impedida de exercer seu voto. Ainda de acordo informações, a cidadã deve comparecer ao Fórum no prazo de dez dias para regularizar sua situação.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Homem é preso por fazer transporte ilegal de eleitores na BR-101
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:36h

Um homem foi preso por fazer transporte ilegal de eleitores na manhã deste domingo (5). Neilton Ribeiro, de 54 anos, foi flagrado em uma kombi no km 503 da BR-101. Ele saiu de Itajuípe e seguia para Itabuna. Neilton não tinha autorização para fazer o transporte dos seis eleitores para votar. Ele foi preso e os passageiros foram liberados. (Correio)

Comente agora
05
Out
S. A. de Jesus: No dia da eleição, eleitor busca nome de candidato no lixo para dar seu voto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:34h

Faltando menos de 6 horas para encerrar a votação das Eleições 2014  muitos eleitores ainda não sabem em quem votar ou estão indecisos. Tanto para o Governo  do estado como para o senado, deputado estadual e federal. Alguns eleitores Santo Antônio de Jesus também estão indecisos e não tem voto definido. Uma cidadã relatou na Recôncavo FM, que estava procurando o nome de um candidato em santinhos jogados na rua para dar seu voto afirmando que   não sabia em quem votar. Segundo um especialista, o descrédito com os políticos é a principal causa da indecisão dos eleitores.

Reportagem fotos:  Voz da Bahia/Cláudio Ferrary DRT 5430

Comente agora
05
Out
Geddel vota acompanhado de Paulo Souto e ACM Neto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:32h

O candidato a senador Geddel Vieira Lima, do DEM, votou por volta das 10h30 deste domingo (5) no colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. Acompanhado do candidato a governador Paulo Souto e do prefeito ACM Neto, ele não demorou para registrar o voto. Antes de chegar à escola, o candidato acompanhou Paulo Souto na votação, que ocorreu no Colégio Estadual Pedro Calmon, no bairro de Jardim Armação, por volta das 9h20. A previsão era que Gedell votasse por volta das 10h, mas a programação foi atrasada porque o candidato a governador esqueceu o documento com foto e teve de voltar para casa.  Às 11 horas, Paulo Souto e Geddel acompanham ACM Neto (DEM) à Faculdade de Administração da Ufba, no Vale do Canela, onde ele registrará o seu voto. (Ibahia)

Comente agora
05
Out
Lídice da Mata e Eliana Calmon votam juntas em Brotas e na Barra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:30h

As candidatas ao Governo da Bahia e ao Senado pelo PSB, Lídice da Mata e Eliana Calmon, votaram na manhã deste domingo (5), em Salvador. A ex-ministra do Superior Tribunal Federal, Eliana Calmon votou na Associação Atlética da Bahia, na Barra. Ela esteve acompanhada da candidata ao governo Lídice da Mata. Após a votação, as duas seguiram para o Colégio Estadual Luiz Viana, em Brotas, onde Lídice vota. Além delas, estiveram presentes na ocasião diversos candidatos coligados à chapa, a exemplo de Fabíola Mansur, Sílvio Humberto e Domingos Leonelli.(Correio)

Comente agora
05
Out
Brasileiros no exterior: Votação é encerrada em 15 países, afirma Tribunal Superior Eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:27h

Até as 10h deste domingo (5), quando os primeiros eleitores brasileiros estavam indo às urnas, 15 países já encerraram a votação para presidente da República. O primeiro foi a Nova Zelândia, onde os eleitores brasileiros começaram a votar às 8h na cidade de Wellington, correspondente às 17h de ontem em Brasília. "Também já encerram a votação: Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia, China, Taiwan, Índia, Emirados Árabes e Rússia", afirma o STE em nota.  Ainda segundo o TSE, a divulgação dos resultados só ocorrerá a partir das 19h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o País. Os eleitores nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima têm fuso de uma hora a menos em relação a Brasília. Já os eleitores do estado do Acre e do extremo oeste do Amazonas têm fuso de duas horas em relação à capital federal.(Metro1)

Comente agora
05
Out
Mesários e fiscais convocados que se recusam a trabalhar podem ser presos em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 11:26h

Alguns mesários e fiscais convocados para trabalhar nestas eleições não compareceram em algumas sessões em Santo Antônio de Jesus e precisaram ser substituídos. O Juiz Eleitoral responsável pela 56ª Zona Circunscricional que compete ás cidades de D. Macedo Costa, Varzedo e Santo Antônio de Jesus, afirmou em entrevista que aqueles que foram nomeados e resistiram a convocação serão conduzidos em custódia até o Fórum Wilde Lima, “algumas pessoas estão querendo resistir à nomeação, mas não tem jeito eles foram convocados. Os resistentes serão conduzidos ao Fórum Desembargador Wilde Lima e autuado por crime de desobediência. Alguns mesários foram substituídos nomeados por mim e pelo presidente da mesa”, informou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Rui Costa está confiante com o resultado das eleições e acredita vencer no primeiro turno
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:23h

O candidato a governador da Bahia pelo PT, Rui Costa, em entrevista para a Rádio Metrópole, após votar em Duque de Caxias, na Liberdade, afirmou estar confiante com o resultado das eleições neste domingo (5), "tudo indica que vai ser no primeiro turno, nós vamos ganhar a eleição em Salvador, em Feira de Santana e na Bahia", afirmou o candidato.  Questionado sobre o resultado da pesquisa Ibope ele disse que foi o instituto que demorou de perceber 'o calor do povo'. "Eu já vinha falando que o calor das ruas está ao nosso fazer. Quando fazia caminhada lotada no interior sentia o calor do povo, o instituo que demorou para perceber isso, mas que bom que percebeu a tempo", comentou Rui.

Comente agora
05
Out
''Eu acho que o Ibope tem que ser processado na Bahia', declara Marcelo Nilo sobre pesquisas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:22h

O deputado Marcelo Nilo (PDT) segue confiante na vitória do candidato ao governo da Bahia Rui Costa (PT). Para ele, os resultados que o Ibope apresenta no estado devem ser avaliados. Paulo Souto (DEM) e Rui Costa estavam empatados na última pesquisa de intenção de voto apresentada, neste sábado (4). "Eu acho que o Ibope tem que ser processado na Bahia, porque, em toda eleição, ele coloca o candidato da TV Bahia lá em cima e depois vai baixando aos poucos numa clara demonstração que ele escolhe lados aqui na Bahia. Eu estou convencido que Rui ganha a eleição no primeiro turno", declarou ao Bahia Notícias. O pedetista esteve no BN, na última sexta-feira (3), para entregar o cheque referente à sua aposta com o deputado Paulo Azi (DEM) sobre o governo da Bahia. Enquanto Nilo acredita na vitória do candidato Rui Costa, Azi aposta que Paulo Souto será o novo governador. (BN)

Comente agora
05
Out
Tudo que você precisa saber para votar neste domingo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:08h

Chegou a hora do voto. Neste domingo, quase 142 milhões de brasileiros escolhem os novos deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República. Não é preciso acordar cedo, mas cuidado para não perder a hora: a votação começou às 8h e vai até as 17h em todo o país. Dia de eleição também é dia de refrescar a memória. Posso votar com a carteira de motorista? Como consulto minha seção eleitoral? É permitido votar com "cola"? ZH preparou um serviço especial com tudo que você precisa saber para este domingo. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que iremos atrás da resposta para você.

Qual o horário de votação? 
O horário é das 8h às 17h. Se houver fila às 17h, serão fornecidas senhas que permitirão a votação.

Quais documentos levar para a seção eleitoral?
Quem souber sua zona eleitoral e seção não precisa apresentar o título eleitoral. Para votar, é necessário levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista.

Quem é obrigado e quem não precisa votar?

Comente agora
05
Out
Senhor do Bonfim: Homem é preso após fazer boca de urna para candidato do PT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:00h

Um homem foi preso na cidade de Senhor do Bonfim, no nordeste baiano, após ser flagrado fazendo boca de urna para o candidato ao governo do estado da Bahia, Rui Costa. 
Segundo o 6º Batalhão da Polícia Militar na cidade, o indivíduo praticava o ato ilegal no Colégio Estadual Teixeira de Freitas e permanece detido na delegacia local. (Bocão News)

Comente agora
05
Out
Dilma Rousseff vota em Porto Alegre ao lado do governador Tarso Genro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:56h

A candidata à reeleição para Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), votou às 8h47 deste domingo (5) na Escola Estadual Santos Dumont, na Zona Sul de Porto Alegre (RS). Acompanhada pelo governador do estado e também candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), ela levou cerca de um minuto para registrar o voto na urna. Na chegada à seção, a presidente tirou foto com eleitores e cumprimentou os mesários. Após votar, posou para os fotógrafos ao lado de Tarso Genro e fez o tradicional "v" da vitória, além do sinal de positivo. Dilma retorna a Brasília ainda na manhã deste domingo. Ela ficará no Palácio daNesta manhã, antes de votar, ela deu uma entrevista coletiva em que disse que traballha com a hipótese de dois turnos na disputa eleitoral para presidente. Nas duas últimas pesquisas do Ibope (*) e Datafolha (**), divulgadas neste sábado (4), Dilma aparece em primeiro lugar na disputa para presidente. Os adversários da presidente, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) aparecem em empate técnico no segundo lugar. Alvorada, residência oficial, até o final da apuração. (G1)

Comente agora
05
Out
Aécio Neves vota em Belo Horizonte ao lado da esposa e aliados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:55h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, votou às 10h21 em Belo Horizonte. Ele chegou à seção eleitoral acompanhado do candidato ao Senado, Antonio Anastasia, e da esposa, Letícia Weber.  Antes de ir para a cabine de votação, fez fotos com eleitores e cumprimentou mesários. Aécio levou cerca de um minuto para votar. Depois posou para fotos, ao lado da esposa, e fez o tradicional gesto de "v" de vitória. Ele já havia acompanhado Anastasia e o candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, em suas seções de votação.  O candidato não falou com a imprensa depois de votar. Houve aglomeração de jornalistas e eleitores em torno de Aécio durante a passagem dele pela seção eleitoral. O candidato vota no bairro de Lourdes, em um colégio na região central de Belo Horizonte, o mesmo em que Dilma Rousseff estudou quando era mais jovem. Aécio vai passar o dia em Belo Horizonte, onde vai acompanhar a apuração dos votos. 

Comente agora
05
Out
Marina vota em Rio Branco acompanhada de familiares
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:54h

A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, votou na manhã deste domingo (5) às 8h39 (10h39 no horário de Brasília) em Rio Branco, no Acre, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Marina foi à zona eleitoral acompanhada de familiares e levou  cerca de um minuto e meio para votar. A presidenciável do PSB chegou ao Acre na noite deste sábado (5). Ela foi recebida no aeroporto por militantes e seguiu em carreata pelas ruas da capital acreana. Ela entrou na sala de votação às 10h37, posou para fotos e cumprimentou mesários. Nas pesquisas Datafolha* e Ibope** divulgadas neste sábado (4), Marina aparece tecnicamente empatada com Aécio Neves, presidenciável do PSDB. A candidata, no entanto, teve queda em seu desempenho na comparação com os últimos levantamentos e agora aprece atrás do tucano. Em votos válidos, no Ibope, Dilma tem 46%, Aécio, 27%, e Marina, 24%. No Datafolha, Dilma tem 44% dos votos válidos, Aécio, 26%, e Marina, 24%.

Comente agora
05
Out
Sistema Biométrico apresenta falhas em algumas sessões em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:53h

Apesar de uma eleição tranquila, o sistema biométrico tem apresentado falhas em algumas sessões em Santo Antônio de Jesus. Pelo menos quatro locais de votação como, Cetep, Coopeducar, Colégio Santo Antônio e Colégio Hercília Tinoco Andrade apresentaram este problema, mas logo foi normalizado. Segundo informações dos agentes e mesários de cada sessão, o sistema travou impossibilitando os eleitores de fazerem sua biometria. A orientação da Justiça Eleitoral é de que no caso de falha no reconhecimento, que o mesário faça até oito tentativas antes de permitir que o eleitor vote no método tradicional, apenas apresentando documentos. Além de o equipamento demorar para fazer a leitura da digital, as oito tentativas tem tornado o processo ainda mais demorado formando-se filas.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Eleições 2014: " Está tudo sob controle" diz Coordenador da 4ª Coorpin em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:51h

A Polícia Judiciária assim com as Policias Militar e Civil montaram uma estrutura para garantir o bom funcionamento e a segurança nas eleições em Santo Antônio de Jesus e cidades da região. De acordo informações do coordenador da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Guimarães, nesta manhã, início de votação, nenhuma ocorrência foi feita e equipes de prontidão estarão de plantão até as 20h deste domingo para atuar caso ocorra algum evento significativo durante todo o pleito.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Souto comenta esquecimento de documentos para votar: "Lei é pra ser cumprida"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:41h

O candidato ao governo da Bahia Paulo Souto (DEM) passou por um momento de leve constrangimento na manhã deste domingo (5), quando descobriu, dentro de sua seção eleitoral, que havia esquecido os documentos e, assim, não poderia votar.  À Rádio Metrópole, o ex-governador disse concordar com a decisão da mesária, que obedeceu a lei eleitoral, e afirmou que já depositou seus votos, depois de voltar em casa para pegar a comprovação de identidade. "Tinha que levar meus documentos, e um deles ficou em casa. A mesária corretamente me pediu documento com foto, eu voltei, peguei o documento e votei. Lei é pra qualquer um. Lei é para ser cumprida", falou.

Comente agora
05
Out
Estreante em eleições, Eliana Calmon diz que seu futuro político ainda é incerto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:39h

A ex-ministra e candidata ao Senado pelo PSB, Eliana Calmon, comentou a experiência de concorrer pela primeira vez ao cargo político. "Como cidadã foi uma experiência singular, como política, aprendi muito e tenho material para dizer como é a política por dentro e não só na legislação", afirmou.  Questionada sobre uma possível derrota nas urnas, Calmou demonstrou dúvida sobre continuar na vida política. "Não sei, eu sou alguém que deixa um pouco o meu instinto me levar. No dia 7 ou 8 eu decidirei a partir dos resultados, eu entendo que foi uma boa campanha, a minha expectativa é que haja uma votação favorável", conta. (Metro1)

Comente agora
05
Out
Wagner assume preferir Marina no segundo turno, mas reconhece que a tendência é dar Aécio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:39h

O atual governador Jaques Wagner (PT) conversou com a Rádio Metrópole, logo após votar em Arembepe, sobre as eleições neste domingo (5). Questionado sobre o que deve acontecer no âmbito presidencial, Wagner afirma que está tudo "embolado". "A marina está em rota de queda, eu diria que a tendência maior é dar aécio. Para mim está parecendo que Marina pode terminar esta eleição com o número parecido com o que ela teve em 2010. Ela incorporou as coisas de Eduardo no momento de comoção. Depois que passou acabou que as pessoas estão retornando para Aécio, que foi quem mais perdeu quando a Marina se tornou candidata a presidência pelo PSB", disse ele. O governador completou que a sua torcida é pela Marina, "a história e os ideais dela são é muito mais próximos com o nosso".

Comente agora
05
Out
Boca de urna é crime e pode render multa de até R$ 15,9 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:27h

Neste domingo (5), algumas atitudes dos eleitores podem ser consideradas crimes com punições que podem de prestação de serviços comunitários e pagamento de multa até a prisão. A punição no bolso é salgada e pode superar a marca de R$ 15,9 mil a depender da gravidade do crime. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no dia da eleição, pode ser considerado crime o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, a reunião de eleitor ou propaganda de boca de urna e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. O procurador assessor da PGE (Procuradoria Geral Eleitoral), João Heliofar, explica que, em casos de delitos, as pessoas são conduzidas à delegacia e, em geral, não permanecem presas por se tratar de um crime de “menor potencial ofensivo”, como a boca de urna.

— Normalmente, levam a pessoa para a delegacia, fazem um termo e a pessoa é imediatamente liberada, só que vai ser processada depois. Agora, se for transporte de eleitores, compra de voto, por exemplo, que são casos mais graves, aí pode ser dado um tratamento diferente. As penas para esses crimes eleitorais variam de 6 meses a um ano — com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período — e multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Comente agora
05
Out
Grupos estão fazendo 'Boca de Urna' em locais onde não há auxílio da Polícia Militar em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:26h

Algumas sessões que competem a 56ª Zona Eleitoral em Santo Antônio de Jesus estão desguarnecidas pelo auxilio da Policia Militar que deveriam estar a posto cerca de 100 metros dos locais de votação. Por conta desta falta, alguns grupos com bandeira estão se formando distribuindo santinhos e demonstrando sua intensão de voto realizando a famosa ' Boca de Urna'. Segundo a lei eleitoral, esta prática é denominada como boca de urna e caracterizada crime eleitoral, passivo de multa e prisão.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Mulher morre e filhos ficam feridos em acidente envolvendo vereador na BA-120
Postado por: Anacley Souza / 10:24h

Uma mulher morreu e dois adolescentes ficaram feridos após um acidente durante a manhã deste domingo (5) na BA-120. O caso aconteceu por volta de 5h, entre as cidades de Retirolândia e Conceição do Coité, a cerca de 230 quilômetros de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente envolveu dois veículos, no km340 da rodovia. A vítima fatal era uma mulher de 38 anos e estava acompanhada no carro por um adolescente de 17 anos e uma garota de 12. Ainda de acordo com a PRE, o carro onde estavam as vítimas foi atingido na traseira por outro veículo, que evadiu do local do acidente. O corpo da mulher de 38 anos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana. (Correio/Foto: Calila Notícias)

Comente agora
05
Out
Google é alvo de 122 ações desde o início das eleições; sete são de candidatos baianos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:21h

Desde o início da campanha eleitoral de 2014, o Google já foi processado 122 por candidatos e partidos para que a empresa seja obrigada a retirar vídeos do Youtube, blogs ou outras informações, consideradas como difamatórias. De acordo com dados da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o número representa 76% dos 160 processos que pedem remoção de conteúdo da internet. A associação contabiliza as ações na Justiça contra sites, blogs e veículos de comunicação. Os outros 38 processos são contra empresas como o Ibope, Editora Novo Extra, Estado de São Paulo entre outras. O Facebook pode ter sido o site mais acionado na Justiça para remoção de conteúdos, mas a empresa não divulga os dados de quantos processos responde na Justiça. O PMDB é o partido que mais aciona a Justiça, como autor de 36 processos.

Comente agora
05
Out
Geddel brinca com esquecimento dos documentos de Souto: "Marketing"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:07h

O candidato ao Senado Federal pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, conversou com o apresentador Mário Kertész neste domingo (5), quando acompanha a votação do candidato ao governo da Bahia pelo DEM, Paulo Souto, no Colégio Estadual Pedro Calmon, na Rua General Bráulio Guimarães, em Armacão. Animado, o peemedebista brincou sobre o esquecimento dos documentos de Paulo Souto na hora de votar. "Sou um democrata. É uma festa da democracia. Acho que é jogada de marketing [esquecimento dos documentos de Souto]. Teve duas vezes fotos, entrevistas", contou à Rádio Metrópole.

Comente agora
05
Out
Culinária do dia: Torradinha temperada
Postado por: Anacley Souza / 10:06h
Ingreedientes:
  • 10 pães de sal amanhecidos
  • 1 tablete de caldo emm cubo sabor bacon
  • 4 colheres de margarina 
  • 1 cebola média ralada
  • 1 pacotinho de óregano

Modo de preparo:

Derreter tudo junto em uma pequena panela no fogo ou em recipiente próprio por 1 minuto no micro-ondas. Pincelar as rodelas de pão amanhecido e colocar no forno até que estejam coradas e torradas. As torradas acompanham caldos e servem como petiscos servidas com patês e outros.

Comente agora
05
Out
Após esquecer documento com foto, Paulo Souto consegue votar em Jardim Armação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:04h

O candidato a governado Paulo Souto (DEM) votou às 9h50 no Colégio Pedro Calmon, localizado no bairro de Jardim Armação. O candidato, mais cedo, não tinha conseguido votar, pois havia esquecido de levar um documento com foto para o local da votação. De acordo com a coordenadora Kátia Castilho, a serviço do Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA) no colégio, o candidato não poderia votar sem um documento de identificação, pois, “da mesma forma que a lei é aplicada para os eleitores, ela tem que ser aplicada aos candidatos”. “A lei é clara: em dia de votação, é preciso de documento com foto”, afirma Castilho. Segundo ela, o eleitor pode até esquecer o título de eleitor, mas “só não pode esquecer o documento com foto”. (BN)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com