As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 24/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

08
Set
Polícia boa será premiada com 14º salário em 2012
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:25h

Policiais ruins, punidos. Policiais bons, premiados com dinheiro. Entretanto, para ganhar mais, os 35 mil policiais da Bahia vão ter que, literalmente, suar a farda.  A partir de abril de 2012, segundo informou com exclusividade ao CORREIO o titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Mauricio Teles Barbosa, policiais civis e militares da Bahia que conseguirem reduzir índices de violência em suas áreas de atuação vão receber reforço no orçamento.

“Estamos usando a ideia do gerenciamento da iniciativa privada. Temos uma meta de reduzir os índices de violência e queremos alcançar. Vamos ter um plus salarial. Não vai chegar a um 14º salário, mas o valor vai se assemelhar em muito”, disse Barbosa.

O secretário informou que as premiações vão ser pagas por cada Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), que compreendem delegacias e companhias da Polícia Militar por regiões, que reduzir os índices de violência. 
Enquanto isso, a SSP promete intensificar as ações das corregedorias das polícias para punir policiais que cometam crimes.  “O que vamos priorizar é o bom trabalho de equipe. Todos os policiais que pertencerem a Aisp  que reduzir indicadores  vão ganhar essa premiação. Desde o soldado e o investigador à mais alta patente. Isso vem a calhar das duas formas na questão da produtividade e na integração entre as polícias”, destacou.

Ele indicou que o projeto está em fase de finalização e que já possui o aval da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) para liberação orçamentária dos recursos, mesmo que todas as áreas do estado cumpram as metas. Teles não informou o valor total do investimento, que tem investimentos do programa Pacto Pela Vida. 

Critérios
Teles informou que os índices a serem reduzidos são homicídios e crimes contra o patrimônio. “Vamos quantificar a questão da conclusão dos inquéritos (para a policia civil, cumprimento dos mandados de busca, apreensão e prisão de criminosos). Para a PM, vamos avaliar a questão de apreensão de armas de fogo, prisões também de pessoas com o mandato de prisão em aberto. Ou seja, a gente vai quantificar para calcular o plus”.

Os autos de resistência - quando a polícia mata bandidos em confronto - estão abolidos desse calculo no primeiro momento do projeto. “Uma vez, o Rio de Janeiro usou a chamada gratificação faroeste, que pagava mais para policiais que matassem em confronto. No prazo máximo de 2 anos, a intenção é que as taxas de auto de resistência sejam incorporadas às taxas de homicídio”.

Em abril de 2012 serão pagos os plus salariais dos resultados conseguidos em 2011 pelos policiais baianos. “Será em abril porque temos que ter um prazo para analisar os dados de cada área. Nesse primeiro ano não vamos ter uma coisa muito sedimentada, a gente vai fazer até a título de exemplificação  e valorização das boas práticas para que em abril de 2013 a gente já pague dentro dos moldes e da avaliação dos índices de 2012”, disse Teles.

Além de oferecer benefícios financeiros à tropa, por trás da concessão dos plus há uma necessidade de planejamento das políticas de segurança. “Queremos saber estrategicamente quais são as unidades que merecem uma atenção especial. Importante dizer que a premiação não tem a ver com a questão de aumento salarial. Ela é um plus. As questões salariais serão discutidas com a categoria no momento devido”, diz o delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge. 
O comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, diz que a ideia da SSP não é valorizar o profissional apenas pelo dinheiro. “O salário é um fator motivador no sentido de desempenho das funções policiais com boas ações”, diz. Correio

Comente agora
08
Set
Frente fria chega no recôncavo baiano e muda o clima no final de semana
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 08:29h

Apesar do feriado da Indpendência do Brasil ter sido de sol em boa parte da Bahia, o tempo está mudando e uma frente fria se aproxima do recôncavo. A quarta-feira (8) amanheceu com nuvens carregadas, e, segundo informações da agência Clima Tempo, os dias que seguem até o domingo (12), serão nublados e com chuva a qualquer hora. O tempo instável também chega ao sul baiano. Em Porto Seguro chove o dia será de chuva.

Comente agora
08
Set
Colombiano de 70cm é menor homem do mundo, diz Guinness
Postado por: Joselito Fróes - DRT 2989 / 08:17h

Um colombiano de 24 anos que mede apenas 70cm foi considerado o "menor homem vivo do mundo", de acordo com o Guinness World Records.

Edward Hino Hernandez pesa apenas dez quilos. Hernandez, que trabalha como dançarino para algumas lojas na Colômbia, disse que "se sente feliz por ser singular". Ele só reclama que as pessoas estão sempre tentando tocá-lo ou levantá-lo.

Hernandez parou de estudar quando estava na oitava série e agora pretende atuar em um filme, no papel de um traficante de drogas.

A mãe do colombiano afirma que ele não cresceu nada desde os dois anos de idade. Segundo ela, os médicos nunca conseguiram explicar por que ele só cresceu 40cm desde que nasceu.

Até completar três anos de idade, Hernandez foi tema de um estudo da Universidade Nacional, da Colômbia. O irmão de Edward, Miguel, também é anão, medindo apenas 93cm aos 11 anos de idade.

O colombiano pode perder o título no próximo mês, quando um adolescente no Nepal completará 18 anos. Khagendra Thapa Magar mede apenas 56 centímetros de altura. Caso ele não cresça até seu aniversário, ele se tornará o menor homem do mundo em todos os tempos, segundo os recordes compilados pelo Guinness World Records.

Até o momento, o título pertence ao indiano Gul Mohammed, que tinha apenas 57 centímetros. O indiano morreu há 13 anos.

Comente agora
08
Set
32 SELEÇÕES SE CLASSIFICAM PARA A 2ª FASE DO INTERMUNICIPAL 2010
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:03h

Após o final das partidas emocionantes deste domingo, 05/09, chega ao fim o campeonato para 30 Seleções e a briga pelo título segue agora com as outras 32 Seleções (30 oriundas da 1ª Fase e 02 do Seletivo Oeste) que compõem a 2ª fase distribuídas em 8 novos grupos.

 Confira quais Seleções seguiram em frente na disputa:

 

GRUPO 16

 

GRUPO 17

ARACÍ

 

CONCEIÇÃO DO COITÉ

FEIRA DE SANTANA

 

IPIRÁ

PIRITIBA

 

MAIRÍ

SERRINHA

 

SANTALUZ

 

GRUPO 18

 

GRUPO 19

SÃO FELIPE

 

ITAGIBÁ

SÃO FCO. DO CONDE

 

SANTO AMARO

SAUBARA

 

SANTO ANTÔNIO DE JESUS

VALENÇA

 

SIMÕES FILHO

 

GRUPO 20

 

GRUPO 21

BOM JESUS DA LAPA

 

BELO CAMPO

CONDEÚBA

 

ITIRUÇU

JITAÚNA

 

MACAÚBAS

VITÓRIA DA CONQUISTA

 

PARATINGA

 

GRUPO 22

 

GRUPO 23

COARACÍ

 

BELMONTE

ITAPETINGA

 

EUNÁPOLIS

PORTO SEGURO

 

ITABUNA

SANTA LUZIA

 

ITORORÓ

 

 Confira no link abaixo a tabela da 2ª Fase da competição na íntegra:

 Tabelas da 2ª Fase do intermunicipal 2010

Comente agora
08
Set
Comentário do nosso Internauta
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:32h

De: Emanuel Palmeira

Para: Voz da Bahia

O ministério público tem que dar mais atenção ao referido colégio e não o faz, os professores são obrigados a conviver com grosserias e ameaças, falta de respeito , vandalismo e baixaria. Quando a direção toma uma atitude como a expulsão ( por briga, ameaça, agressão ou xingamentos aos professores ) , é obrigada a rever , pois os promotores que sequer vão averiguar o que acontece, obrigam o colégio a aceitar de volta o expulso, jogando por terra toda e qualquer autoridade da direção!

 

Um comentário
08
Set
Dinheiro compra satisfação, mas não felicidade, diz estudo
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:02h

Uma pesquisa conduzida pela Organização Gallup, nos Estados Unidos, revelou que o dinheiro pode garantir, em parte, a satisfação das pessoas, sem ser suficiente, no entanto, para garantir a felicidade. Segundo os especialistas, uma renda anual equivalente a R$ 130 mil pode, pelo menos, assegurar que as expectativas das pessoas sejam atendidas.

A pesquisa dividiu a sensação de bem-estar em duas categorias: satisfação emocional e a avaliação da vida. A primeira diz respeito às experiências individuais das pessoas, nas quais ocorrem irritação, alegria, raiva, tristeza. Já a segunda divisão do estudo lida com aquilo que as pessoas pensam sobre a vida, o que elas esperam.

Para as duas categorias, os pesquisadores tentaram descobrir se o dinheiro é capaz de garantir a felicidade. Após conseguirem 450 mil respostas de 1.000 residentes nos Estados Unidos, os estudiosos chegaram à conclusão de que a estabilidade financeira possui mais reflexos na avaliação da vida por parte dos entrevistados.

Os resultados do trabalho foram publicados na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, na edição de 7 de setembro de 2010.

Segundo os pesquisadores, questões como renda familiar e educação são mais referentes às expectativas das pessoas sobre o futuro do que aspectos mais imediatos do bem-estar como solidão, saúde e atenção, voltados à satisfação emocional.

Porém, o estudo também alerta que rendas baixas podem exacerbar a "dor emocional" de problemas como divórcios e doenças. A conclusão final dos especialistas é que o dinheiro compra satisfação, mas não felicidade, mesmo que pouco dinheiro esteja ligado com expectativas baixas. por parte das pessoas, sobre a vida e sobre o bem-estar. As informações são do G1.

Comente agora
07
Set
Mulheres que bebem moderadamente envelhecem melhor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:32h

O estudo, publicado na revista científica PLoS Medicine, concluiu que as mulheres que bebiam com moderação - meio litro de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado por dia - tinham chances bem maiores de chegar com saúde aos 70 anos do que as que bebiam demais ou do que as abstêmias. A análise dos hábitos de 14 mil mulheres também concluiu que é melhor beber menores quantidades ao longo da semana que concentrar o consumo de álcool nos fins de semana. Em comparação com abstêmias, mulheres na faixa dos 50 anos que bebiam de 15g a 30g de álcool (uma a duas bebidas) por dia tinham 28% mais chance de atingir o que os cientistas americanos chamaram de "envelhecimento saudável", que significa um bom nível geral de saúde, livre de problemas como câncer, diabetes e doenças cardíacas a partir dos 70 anos. Os especialistas não sabem, no entanto, se é o álcool que gera o benefício ou se outras coisas que acontecem simultaneamente nas vidas dessas mulheres que as tornam mais saudáveis. Os pesquisadores dizem que tentaram controlar fatores como fumo, que poderiam afetar os resultados. 

'Não é preciso começar agora' 
Estudos anteriores já mostraram que o consumo moderado de álcool - não mais do que duas ou três unidades por dia - está ligado a um menor risco de problemas cardíacos e outras doenças. Além disso, cientistas também mostraram que o álcool pode ter um impacto positivo no corpo, reduzindo a incidência de inflamações, colesterol alto e resistência à insulina.  As bebidas alcoólicas já foram relacionadas, no entanto, a doenças como o câncer de mama. "Quantidades moderadas de álcool podem oferecer alguma proteção contra doenças cardíacas, especialmente para mulheres que já passaram pela menopausa, mas é importante não exagerar", diz Natasha Stewart, da ONG British Heart Foundation. "Beber demais não protege ocoração e pode inclusive levar a danos nos músculos cardíacos, derrame e pressão alta. Para quem não bebe, certamente não é preciso começar agora."

Comente agora
07
Set
América-RN 0 x 2 Bahia - Tricolor segue no G4
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:49h

O Bahia continua sua arrancada rumo à elite nacional em 2011. Nesta terça-feira, feriado de 7 de setembro, o time baiano venceu o América-RN, por 2 a 0, no Estádio Machadão, em Natal, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo foi marcado por cinco expulsões, sendo três do América-RN e duas para o Bahia.

Assim, o time potiguar segue sua sina para escapar da zona de rebaixamento à Série C do próximo ano. O América-RN segue na 19ª colocação, com 16 pontos, e soma seu segundo jogo sem vencer na Série B. Por outro lado, o Bahia volta a vencer e, com 34 pontos ocupa a terceira colocação.

Proximos Jogos!
Pela 21ª rodada da Série B, o América-RN encara o São Caetano, sábado, às 18h30, no Estádio Anacleto Campanella, no ABC Paulista. Já o Bahia joga no mesmo dia e hora, pórém, joga diante do Ipatinga, no Estádio Pituaçu, em Salvador.

Comente agora
07
Set
Professores do Recôncavo recebem formação
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:38h

Mais de 63 opções de minicursos serão oferecidas a professores do Recôncavo Baiano, durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica (SBPC). O encontro acontece em Cruz das Almas de 14 a 17 de setembro. Professores do ensino básico, estudantes de graduação e pós-graduação poderão aprimorar sua formação.

Pelos minicursos será cobrado o valor simbólico de R$ 10. Os temas vão desde o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, capacitação em propriedade intelectual, até cultivo de peixe em tanques-rede e noções de primeiros socorros. Os minicursos serão ministrados por docentes e
pesquisadores de várias regiões do país.

Comente agora
07
Set
DA PAIXÃO AO CRIME: QUEM AMA PODE MATAR?
Postado por: Colunista - Dr. Osvaldo Emanuel / 20:25h

Uma das causas motivadoras pela existência vários homicídios tem como origem situação relacionada ao poder da posse exagerada existente entre as pessoas. O ser humano é criado vivendo em função da posse e da propriedade, o que para o direito civil são fatos completamente diferentes, pois nem sempre quem tem a posse possui a propriedade. Para o direito a posse pode estar relacionada a algo puramente momentâneo, já propriedade implica em uma situação de ser "dono" (legítimo possuidor) de algo. O problema consiste quando estas pessoas querem se tornar proprietárias umas das outras, como se fossem simples objetos e procuram determinar comportamentos e impedimentos, sufocando-as dentro dos seus próprios mundos, manipulando-as ao seu próprio prazer pessoal. A realidade é que existem homens e mulheres que "sufocam" uns aos outros, quer por ciúme exagerado, manipulação de comportamentos fazendo surgir ações e reações de violência que desgastam relações e sentimentos. Pessoas que alteram o seu modo de agir em razão de um novo relacionamento, afastando-se do convívio dos amigos, dos hábitos do cotidiano, do modo de se vestir etc., tudo por conta da "paixão". Essas pessoas ficam cegas, surdas, tornam-se inimigas de todos aqueles que por ventura venham aconselhar a terminar aquele "perigoso relacionamento". Não adianta falar, aconselhar, brigar, pois um individuo apaixonado se torna quase sempre irracional.

            A paixão é uma excitação sentimental levada ao extremo, de maior duração, causando maiores alterações nervosas ou psíquicas (cf. Antônio Gomes Penna, Introdução à motivação e emoção, p.113) - Nelson Hungria, citando Kant em uma das suas obras, já afirmava que a paixão é o "charco que cava o próprio leito, infiltrando-se paulatinamente no solo" - "é um estado de ânimo ou de consciência caracterizada por viva excitação do sentimento" - Freud diz quando se trata de emoção: "não somos basicamente animais racionais, mas somos dirigidos por forças emocionais poderosas cuja gênese é inconsciente" - "A emoção pode apresentar tanto um estado construtivo, fazendo com que o comportamento se torne mais eficiente, como um lado destrutivo; pode ainda fortalecer como enfraquecer o ser humano. E as emoções vivenciadas pelo ser humano podem ser causas de alteração do ânimo, das relações de afetividade e até mesmo de condições psíquicas, proporcionando por vezes, reações violentas, determinadoras de infrações penais". (cf. Guilherme Nucci, Código Penal Comentado, p.268). Assim, ainda que este sentimento possa intervir na vontade e até mesmo no raciocínio de um individuo não exclui a culpabilidade pela ação criminal praticada.

            Homens e mulheres que não aceitam perder as suas paixões e cometem homicídios bárbaros noticiados nos meios de comunicação. O assassinato movido pela paixão ocorria com mais freqüência nas culturas antigas, onde predominava a idéia de propriedade do homem sobre a mulher. Apesar deste conceito já ter sido abolido os crimes passionais continuam ocorrendo todos os dias que tomam repercussão pelo fato de envolverem pessoas da considerada alta sociedade. Por sua vez o Código Penal estabelece no artigo 28, inciso I que a emoção e a paixão não excluem a imputabilidade penal, em outras palavras a culpa do ato de um crime passional permanece. Explicar essa conduta torna-se uma tarefa bastante árdua. O que leva as pessoas destruírem aquele ou aquela que é o objeto do seu desejo, ou às vezes se vingar de alguém que está próximo e querido dessa pessoa? A resposta esta ligada ao fato de que esses homicidas passionais, são desprovidos de amor próprio, e, acreditam que a partir de um abandono sua vida perdeu o sentido. É importante salientar que o amor e paixão não se confundem, muito embora sejam os termos equivocadamente utilizados como sinônimos.

            No século XIX, em particular no ano de 1873, um Desembargador da época, José Cândido Pontes Visgueiro, "matou Maria da Conceição, de quem estava apaixonado, motivado pelo ciúme e pela impossibilidade de obter a fidelidade da moça, que era prostituta". A defesa de Postes Visgueiro, arguiu a tese de "desarranjo mental" causado pelo "mais violento ciúme inspirado por uma mulher perdidíssima" (O caso Pontes Visgueiro pode ser encontrado na íntegra tanto no livro A Paixão no Banco dos Réus de Luiza Nagib Eluf, 1.ed., SÃO PAULO: Editora Saraiva, 2002). Entretanto, o Supremo Tribunal de Justiça por unanimidade afastou a tese da defesa, acolhendo o homicídio agravado, considerando que o crime havia sido praticado com abuso de confiança e surpresa. (Código Criminal do Império, "art. 192. Matar alguém com qualquer das circunstâncias agravantes mencionadas no art. 16, ns. 2, 7, 10, 11, 12, 13, 14 e 17. Penas: Máximo - Morte; Médio - Perpetua; Mínimo - 20 anos de prisão com trabalho.)

            Muitas dessas tragédias poderiam ser evitadas, se não fosse a cegueira aparente dos envolvidos que não souberam ouvir a velha frase do escritor Ernest Hemingway autor do "Velho e o Mar" quando afirmava que "razão antes do coração" - Por outro lado, não me lembro onde, mais li uma frase que dizia: "Não sei se a morte é maior que a vida, só sei que o amor é maior que os dois".

           Dr. Osvaldo Emanuel - Prof. em Direito Penal e Advogado Criminalista.

e-mail: vozdabahia@hotmail.com

Comente agora
07
Set
Movimento de retorno do feriadão começa a aumentar nos ferry boats
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:37h

O movimento de retorno de passageiros do feriado prolongado da Independência começa a aumentar nesta terça-feira, para os soteropolitanos que viajaram utilizando o sistema ferry boat. Seis navios operam durante o dia, em sistema bate-volta. A previsão é que o movimento se intensifique a partir das 15h, por isso a recomendação da TWB, concessionária que opera o sistema, é de que as pessoas evitem retornar de viagem após esse horário e deem preferência por viajar na quarta-feira pela manhã. A concessionária também avisa que a travessia de caminhões está suspensa durante o dia na terça e na quarta-feira, já que eles ocupam mais espaços no ferries e provocam aumento das filas. Os caminhões só serão permitidos entre a 0h e as 4h da madrugada da quarta-feira. (A Tarde)

Comente agora
07
Set
Serra insinua que Dilma virou cristã para conquistar votos
Postado por: Bruna Leal - DRT 6522 / 19:28h

Em visita a uma feira evangélica, em São Paulo, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, fez críticas indiretas à postura religiosa de sua adversária Dilma Rousseff (PT). "Eu vim hoje aqui porque os valores de Cristo são os meus valores. Eu não sou cristão de boca de urna para agradar eleitores, conquistar voto e no dia seguinte esquecer o assunto. Eu sou cristão por convicção e eu pratico cristianismo na minha vida pessoal e na vida política". (Folha)

Comente agora
07
Set
Blecaute deixa 190 cidades baianas sem luz por quase meia hora
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:13h

Um problema na linha de transmissão de energia deixou 190 municípios baianos sem energia por quase meia hora nesta terça-feira. Estima-se que cerca de um milhão de consumidores tenham sido prejudicados em todo o Estado. O blecaute durou das 16h45 às 17h13 e atingiu também alguns bairros de Salvador. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o defeito teve origem na rede que transporta energia entre as regiões Norte e Sul do País. Tudo indica que o outros estados nordestinos tenham sido afetados. Na Bahia, a Coelba acionou um plano de emergência identificado como Esquema Regional de Alívio de Carga, para evitar que a falta de energia durasse mais tempo. A Coelba informou ainda que a pane atinge a rede administrada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Nenhum representante do órgão foi localizado até o momento para falar sobre o assunto. (A Tarde On Line)

Comente agora
07
Set
Intensifica fiscalização dos carros de som usados por políticos
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:57h

Das várias questões polêmicas durante a campanha eleitoral há uma que sempre chama atenção: a utilização de carros de som como forma de divulgação das propostas do candidato. Embora seja legal, desde que fiquem a 200 metros de hospitais, escolas, igrejas, bibliotecas públicas e teatros, respeitando o horário estabelecido em lei entre 8h e 22h, este tipo de divulgação não agrada grande parte eleitorado. Para fazer cumprir a Lei, O Ministério Público intensifica fiscalização dos carros de som usados por políticos.

Segundo o promotor de justiça Dr Julimar Barreto, todos os carros devem ser fiscalizados por parte dos prepostos da prefeitura municipal, para manterem o volume do som de acordo com as regras estabelecidas. (Confira as regras abaixo). "Todos os candidatos foram convidados a comparecer, ou mandado um representante, para uma reunião sobre os veículos e propaganda de som. Assinaram termo de responsabilidade..."

Punição - De acordo com as normas estabelecidas por Lei,  a altura permitida é de 80 decibéis a sete metros de distância. Com três metros de distância, a altura permitida é de 96 decibéis e com meio metro, 129 decibéis.  Mesmo com toda clareza da lei, alguns veículos na cidade já foram notificados por exagerarem no volume do som.

"Vários veículos já começaram a abusar. Em decorrência disso, a partir desta quarta-feira, nós vamos mandar apreender qualquer carro de qualquer candidato que esteja a cima de 80 decibéis."

Com as vedações do código eleitoral, a PM só pode apreender e notificar.

CÓDIGO PENAL DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS REFERENTES À PAZ PÚBLICA:
Art.42 - Perturbação do trabalho ou do sossego alheios
* II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
* III - abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;

CÓDIGO ELEITORAL - LEI 9504/97
Art. 244. Inciso: II - instalar e fazer funcionar, normalmente, das quatorze às vinte e duas horas, nos três meses que antecederem as eleições, alto-falantes, ou amplificadores de voz, nos locais referidos, assim como em veículos seus, ou à sua disposição, em território nacional, com observância da legislação comum.

Parágrafo único. Os meios de propaganda a que se refere o nº II deste artigo não serão permitidos, a menos de 500 metros:
I - das sedes do executivo federal, dos estados, territórios e respectivas prefeituras municipais;
II - das câmaras legislativas federais, estaduais e municipais;
III - dos tribunais judiciais;
IV - dos hospitais e casas de saúde;
V - das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento;
VI - dos quartéis e outros estabelecimentos militares.

Comente agora
07
Set
Aluno problemático ameaçou professora da Escola Renato Machado
Postado por: Ney Bacceli - DRT 6113 / 18:51h

Recebemos a informação de que um aluno da Escola Estadual Renato Machado teria tido um grave desentendimento e até ameaçado uma professora em sala de aula. Após o fato, teria se evadido do colégio. Os diretores da escola, temendo um possível ato de vingança do menor, chegaram a denunciar o fato à polícia.

O referido menor ( oriundo de uma cidade da região ) já teria sido acolhido na Casa de Semi Liberdade do município, situada à rua Isaías Argôlo e, posteriormente, encaminhado para a referida escola.  O problema foi quando o aluno foi chamado à atenção por usar boné durante as aulas, o que é proibido.  Ele não gostou e chegou a agredir verbalmente a professora.

O aluno não retornou mais à casa de passagem. Uma reunião entre representantes da educação pública aconteceu na sede da DIREC-04 na tarde de quinta feira ( 02 ) para tratar do problema. Uma informação adicional sobre o caso é de que o aluno já teria completado a  maior de idade e foi visto rondando a escola. Com histórico de violência e delitos, o jovem problemático tem deixado intranquilo o clima no estabelecimento onde estudou por curto espaço de tempo.

Comente agora
07
Set
Um morre e cinco ficam feridos em acidente
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:49h

Um homem morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro e um caminhão na BR 101, próximo à Esplanada. Carlos Antônio Menezes de Santana, motorista do carro, morreu na hora.

O ocupantes do veículo ficaram feridos e foram levados para o hospital de Esplanada. O motorista do caminhão, não teve identidade divulgada, também ficou ferido no acidente.

Comente agora
07
Set
Rita Lee sai do twitter após polêmica sobre Corinthians
Postado por: Bruna Leal - DRT 6522 / 18:43h

Depois do quadro Repórter Por Um Dia ter ido ao ar no Fantástico no último domingo, a cantora Rita Lee abandonou o twitter. A reportagem, feita pelo jogador do Corinthians Dentinho, tinha como objetivo mostrar a região do futuro estádio do time paulista, em Itaquera.

O texto da reportagem contou que nem todos gostaram da construção do estádio no bairro e mostrou a página do twitter de Rita com um comentário bem irônico que a cantora fez na semana passada sobre o local.

Logo após a matéria, Rita entrou no microblog e disse que foi convidada pela Globo para fazer a reportagem, mas não aceitou. Também disse que estava se sentindo ameaçada pelos torcedores do Corinthians: "O medo de acontecer algo comigo e com minha família é real", disse.

Comente agora
07
Set
Brasil perde para a Argentina e deixa o Mundial da Turquia
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:30h

A Seleção Brasileira foi derrotada pela Argentina por 93 a 89, nesta terça-feira, em Istambul, pelas oitavas-de-final do Mundial de basquete da Turquia. Com o resultado, o Brasil deixa a briga pelo título, enquanto os argentinos vão às quartas e agora terão pela frente a Lituânia.

Como era esperado, a partida foi muito equilibrada. As duas equipes abusaram de sua principal característica: bolas de três pontos - foram 12 brasileiras contra 11 do adversário. Só Leandrinho converteu cinco, em sete tentativas, enquanto Carlos Delfino e Hernan Jasen fizeram quatro e três, respectivamente.

Com pouco menos de um minuto restando no cronômetro, Leandrinho perdeu o controle da bola e, no contra-ataque, Scola marcou dois pontos, aumentando a vantagem argentina para cinco. Splitter ainda converteu uma bola de dois, com 14 segundos no relógio.

Após pedido de tempo, o armador Huertas fez a falta em Delfino, que acertou os dois arremessos. O próprio Marcelinho ainda chegou a fazer mais uma bola de três após uma linda jogada, mas já era tarde. Na saída de bola, Scola converteu mais dois lances livres, dando números finais à partida.

Com a vitória, a Argentina se prepara agora para enfrentar a Lituânia, nesta quinta-feira, às 15h (horário de Brasília), pelas quartas de final da competição. Os lituanos venceram a China na primeira partida do dia com certa facilidade, por 78 a 67.

Fonte: G1

Comente agora
07
Set
Borges foca na classe média para vencer
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:13h

Líder nas pesquisas de intenções de voto para o Senado, o senador César Borges (PR) se vê ameaçado por Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), ambos empatados com ele, de acordo com os critérios das consultas. Para assegurar sua votação, que registra índices superiores ao candidato ao Governo na chapa, Geddel Vieira Lima (PMDB), Borges foca na classe média, onde se concentra a maior fatia de seu eleitorado. Para tanto, ressalta sua atuação parlamentar em que goza da aprovação de projetos simpáticos a esta fatia da sociedade. Entre eles, a lei que possibilita ao empregador brasileiro deduzir do Imposto de Renda os gastos com planos de saúde de seus empregados domésticos e a lei que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que há 20 anos tramitava no Congresso e vai acabar com os lixões em todo o país. O republicano também ressalta a luta que travou pela implantação do Estatuto da Igualdade Racial no Brasil. Com mais de 80 projetos apresentados durante o seu mandato, César é o senador nordestino com maior número de projetos aprovados nesta legislatura.

Comente agora
07
Set
Efeitos da gastrite podem ser reduzidos com boa alimentação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:03h

Quem sofre de gastrite sabe que a alimentação é fundamental. Começar o dia com um café da manhã reforçado pode ajudar a combater os sintomas da doença. A gastrite é um processo inflamatório da parede do estômago, que ode ser aguda ou crônica, quando dura meses a anos. Normalmente é causada por fatores como uso exagerado de medicamentos com ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios, infecção por salmonela, álcool em excesso e bactérias.

Começar o dia com um bom café da manhã é o primeiro passo para evitar gastrite ou qualquer problema de estômago, mas não pense que só uma xícara de cafézinho resolve. É importante fazer uma refeição completa com pão, frutas e sucos.A tolerância aos alimentos pode ser diferente para cada pessoa, mas uma regra vale para todos: é essencial comer a cada três horas. "Se o jejum é prolongado, o ácido deixa de agir sobre aquela alimentação que estaria no estômago e passa a irritar seu revestimento interno, a mucosa do estômago”, explica o médico Arnaldo Motta Filho. Se o estômago já produz ácido, nem sempre as frutas cítricas estão proibidas. “Alguns indivíduos referem alta sensibilidade quando utilizam essas frutas. Alguns se sentem bem até e outros referem uma queimação acentuada, então depende da sensibilidade de cada paciente”, afirma o médico.

A mesma coisa serve para o cafezinho. Arnaldo explica: "O problema do café é a cafeína, que é um estimulante para a secreção de ácido no estômago. Então o indivíduo que toma o seu cafézinho após as refeições, com o estômago cheio, não tem problema”. O leite já foi muito usado antigamente para tratamento da gastrite. Hoje isso mudou. "Ele tem alto teor de cálcio, que estimula a produção de ácido e não é bom. O leite deve ser consumido em quantidades normais, um copo três vezes ao dia, sem abuso”, diz o especialista.O mamão entra na lista dos alimentos permitidos. “Ele tem um teor de papaína que é uma enzima que pode facilitar a digestão das proteínas. Se isso aí ajudaria a digestão das proteínas, pode ajudar a digestão das proteínas do estômago”, conclui o médico. G1

Comente agora
07
Set
Desfile da independência em Santo Antônio de Jesus contou com um bom público
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:25h

O desfile da independência do 7 de setembro em Santo Antonio de Jesus, começou por volta das 9:00h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santo Antônio e da Bahia, contando respectivamente com o  prefeito Euvaldo Rosa, o presidente da câmara Délcio Mascarenhas e cel. da polícia militar Oriosvaldo Inocêncio no paço da prefeitura municipal.  Logo após, as três autoridades passaram em revista à tropa.

O tiro de guerra do exercito abriu o desfile, seguidos pelas polícias militar e estadual que apresentaram os veículos e a cavalaria. A guarnição do corpo de bombeiros trouxe 30 homens. Outros atrativos foram os desfiles das fanfarras, da loja maçônica Deus é Amor que contou com a visita dos membros da cidade de Cruz das Almas; da ordem Demolay; das escolas municipais e estaduais que apresentaram cerca de 450 componentes entre alunos e professores. O grupo de modelos "Beleza Negra" coordenado por Adão Andrade, também desfilou.

Na Av. Urcisino Queiroz, a movimentação foi grande, trouxe um bom número de espectadores, entre, crianças, jovens, adultos e idosos. A estimativa da polícia militar expõe que foram cerca de cinco mil pessoas no local.

Mais fotografias ver em link:

http://www.vozdabahia.com.br/index/fotos

2 comentários
07
Set
Lady Gaga faz curso para realizar casamentos gays
Postado por: Joselito Fróes - DRT 2989 / 12:02h

A pop star está estudando para poder celebrar uniões...

Lady Gaga poderá, em breve, realizar casamentos, segundo informou o jornal Daily Star. A cantora,  que sempre defendeu os direitos dos homossexuais, começou a fazer um curso on line para se habilitar a celebrar casamentos e já teria dado entrada nos documentos que lhe darão o direito legal para tanto.É que Gaga adorou a nova lei que permite a união de pessoas do mesmo sexo, promulgada na Califórnia, e quer usar seus novos dotes para realizar casamentos entre fãs gays (ou não) no estado.

Comente agora
07
Set
Chico Anysio tem pneumonia, após cirurgia
Postado por: Tayala Brito DRT 2304 / 11:55h

Humorista ainda não tem previsão de alta do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro

Ainda não há previsão para que Chico Anysio, 79 anos, deixe o Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O ator, que foi internado na última quarta-feira (11) com hemorragia digestiva, foi diagnosticado na segunda-feira (16) com pneumonia, segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (17) e publicado pela Folha online.

Chico, cujo quadro é estável, retirou parte do intestino grosso em uma cirurgia que, segundo informações do hospital, trata-se apenas um processo inflamatório.

Comente agora
07
Set
Brasil ganha cinco posições em ranking global de competitividade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:28h

O Brasil avançou cinco posições em um ranking anual de competitividade preparado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), mas ainda é apenas a 53ª economia mais competitiva do mundo entre 142 países analisados. A organização destaca o grande mercado consumidor interno e o ambiente para negócios sofisticado como os pontos fortes do país, mas observa que o pouco incentivo à competição, a rigidez das leis trabalhistas e o sistema educacional são áreas de preocupação e prejudicam a posição do país no ranking. No ano passado, a economia brasileira havia perdido duas posições no ranking, apesar de uma melhoria da avaliação do país nos critérios adotados pelo WEF para formular o ranking, após ter galgado 16 posições entre 2007 e 2009. (BBC Brasil)

País

Posição em 2011

Posição em 2010

Suíça

Cingapura

Suécia

Finlândia

Estados Unidos

Alemanha

Noruega

Dinamarca

Japão

Reino Unido

10º

12º

Brasil

53º

58º

Comente agora
07
Set
Xampu sem sal não é melhor do que xampu comum, diz pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:17h

Seu cabeleireiro pode até recomendar, mas, de acordo com um estudo brasileiro recém-publicado, o xampu sem sal não é melhor do que o comum. O trabalho, feito por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da USP (Universidade de São Paulo), testou os cosméticos em laboratório e em voluntários. O artigo foi publicado na última edição da revista "Cosmetics & Toiletries (Brasil)". De acordo com a farmacêutica Vânia Rodrigues Leite e Silva, autora principal e pesquisadora da Unifesp, os especialistas já desconfiavam do resultado. "O sal é uma matéria-prima muito usada para deixar o xampu mais viscoso. É um componente solúvel em água que é eliminado na lavagem."

Foram analisadas mechas de cabelo naturais, tingidos e alisados. Um teste avaliou a penteabilidade das mechas, com equipamentos. Depois, três voluntárias usaram os dois tipos de xampu e os resultados foram analisados por um banca de cabeleireiros treinados.Para aumentar os efeitos, os produtos usados tinham 7% de cloreto de sódio --normalmente, os xampus comuns têm em torno de 1%. Mesmo assim, tanto o xampu sem adição de sal quanto o comum tiveram os mesmos resultados em brilho, maciez, volume e facilidade de pentear. "Existe a ideia de que cabelos tratados quimicamente precisam de xampu sem sal. Não é verdade."

MITO DO SAL

O sal ficou com má fama porque as pessoas o relacionam com a água do mar, diz o farmacêutico e cosmetólogo Maurício Pupo. "Quando as pessoas vão à praia, ficam com o cabelo ruim, mas não é por causa do sal. A água do mar tem restos de substâncias orgânicas e inorgânicas." Isso sem falar na areia e no vento. "A indústria usou esse argumento para fazer a propaganda do xampu sem sal." Além de não fazer diferença, mesmo os produtos sem adição de sal podem ter o mineral. Muitas das matérias-primas usadas na fabricação do cosmético têm a substância, como o lauril sulfato de sódio. "O sal já está lá e não faz diferença", diz Silva.

Comente agora
07
Set
ADAB usa estratégias para controle da Mosca Negra dos Citros
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:33h

Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), empresa da Secretaria da Agricultura (Seagri), tem utilizado das diversas estratégias de controle previstas no plano de contingenciamento da praga. Dentre elas está a ampliação das equipes de campo, que são treinadas para o reconhecimento da mosca-negra-dos-citros. A Adab promoveu, em agosto, o 1º Seminário de Pragas da Citricultura com ênfase em Mosca-Negra-dos-Citros.  Na oportunidade, foram ministradas palestras e aulas práticas no campo da antiga escola Agrotécnica da Emarc (atualmente, IFBaiano) e no laboratório da Facudade Pitágoras, em Teixeira de Freitas. Participaram 185 pessoas, nos dois dias do evento. Entre as instituições presentes estavam o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o IFBaiano, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Câmara Setorial de Citricultura do Agreste de Alagoinhas e Litoral Norte (CCLNorte) e prefeituras do extremo sul, a exemplo de Teixeira de Freitas e Prado, além de prestadoras de serviços, empresas locais e responsáveis técnicos.  Na oportunidade, a Adab treinou 22 funcionários do seu quadro, incluindo representantes de Rio Real, Alagoinhas, Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Mucuri. "Acreditamos no sucesso das ações implementadas no nosso plano de contingência. Primeiro, por se tratar de focos secundários imediatamente identificados, demonstrando um sistema ágil e eficiente de nossa vigilância. Segundo, pelo fato dessas ações estarem respaldadas no entrosamento científico e tecnológico das instituições de pesquisa e o envolvimento efetivo da assistência técnica de produtores e das prefeituras.  É o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), já demonstrando ser imprescindível na Bahia e no Brasil", afirmou o diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto. A agência contou com o apoio científico de Wilson Maia, professor e pesquisador da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), que falou aos participantes sobre a mosca-negra-dos-citros, destacando bioecologia, morfologia, danos, amostragem e medidas de controle.

Comente agora
07
Set
Independência do Brasil
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:04h

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

Comente agora
07
Set
Contran publica mudanças no transporte de crianças
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:00h

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (6) alterações nas regras para o transporte de crianças em veículos.  A alteração serve para os carro que possuem apenas o cinto abdominal ou de dois pontos no banco traseiro. O motivo para as mudanças está na indisponibilidade de equipamentos para transportar crianças em veículos com cinto de segurança de dois pontos.

O transporte de menores de 10 anos poderá ser feito no banco dianteiro, com o uso do dispositivo de retenção adequado para a idade da criança. Já para crianças de até 1 ano a alternativa é o bebê-conforto. Cadeirinha poderão ser utilizadas por crianças entre 1 e 4 anos e assento de elevação para crianças entre 4 e 7 anos.

Ainda segundo a publicação, crianças de 4 a 7 anos e meio de idade também poderão ser transportadas no banco traseiro utilizando o cinto de segurança de dois pontos sem o assento de elevação. As mudanças irão valer a partir de desta segunda.

Comente agora
06
Set
VOX POPULI: DILMA TEM 55% E SERRA 22%
Postado por: Ney Bacceli - DRT 6113 / 23:35h

A mais nova análise do Vox Populi/Band/IG colocou a presidenciável Dilma Rousseff (PT) com 55% das intenções de votos e o candidato do PSDB José Serra com 22%. Desde o início dessas rodadas de medições (1º de setembro) esta é a primeira vez que a petista oscila positivamente acima da margem de erro - 2,2 pontos percentuais. Quando começaram as análises, ela tiinha 51% e Serra 25%. Marina Silva (PV) continuou com os mesmos 8%. A pesquisa é publicada diariamente pelo portal IG. A pupila de Lula apresentou melhora em todas as regiões do país, enquanto o tucano caiu em todas elas.

Comente agora
06
Set
John Travolta trai a esposa com homens, diz revista americana
Postado por: Bruna Leal - DRT 6522 / 23:25h

O ator John Travolta trai a esposa, Kelly Preston (que está grávida), há anos com relações homossexuais, divulga a revista americana "National Enquirer".

"Apenas semanas antes de Kelly dar à luz", destaca a revista, Travolta "se envolveu em um escândalo de adultério".

A revista cita como fonte Robert Randolph, autor do livro "You'll never spa in this town again" (Você nunca voltará a um spa nessa cidade), no qual aborda a cultura homossexual em torno dos spas de Hollywood, que muitos atores mantêm em segredo.

Randolph, que conheceu Travolta em 1998, logo depois do ator se casar com Kelly, diz que "o casamento é uma farsa total" e que o intérprete de "Pulp Fiction" (1994) mantém relações sexuais com homens às escondidas há anos.

"John nunca deixou de trair Kelly, nem sequer depois do nascimento dos filhos", afirma o autor do livro, que antecipou à "National Enquirer" que tem informações reveladoras sobre o ator e vai provar que ele "trai Kelly há anos".

No final de agosto, o casal indicou à imprensa que serão pais de um menino, depois que o filho Jett, de 16 anos, morreu em 2009 de apoplexia.

Travolta, de 56 anos, e Preston, de 47, confirmaram que o bebê que esperam é um menino "saudável". O casal tem também uma menina, de dez anos, Ella Blue.

Comente agora
06
Set
Morre Ex-prefeito de Aratuípe
Postado por: Joselito Fróes - DRT 2989 / 21:57h

Pereceu na noite de domingo aos 67 anos o ex-prefeito da cidade de Aratuipe Antonio Bomfim Lago. A cidade ficou consternada. O sepultamento foi as 16h no cemitério local. O candidato ao governo do estado Paulo Souto e o deputado estadual Rogério Andrade alteraram suas agendas políticas para se despedir do amigo do correligionário. Antônio Bomfim Lago foi o primeiro prefeito a ser reeleito e administrou Aratuipe por dois mandatos consecutivos. O corpo foi velado na Igreja Batista da cidade.

2 comentários
06
Set
Apoio à gestante reduz depressão pós-parto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:59h

A presença de um acompanhante no momento do parto e no pós-parto contribui para reduzir a possibilidade de a gestante sofrer de depressão pós-parto, doença que atinge cerca de 15% das mães em todo o mundo, segundo dados do Ministério da Saúde.Se a mulher tem ao seu lado um acompanhante, sente-se segura e o parto e o pós-parto evoluem de maneira mais tranquila. É o que mostram quatorze estudos científicos brasileiros e internacionais feitos com mais de 5 mil gestantes.

De acordo com a presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna, Eliana Carzino, “a insegurança de estar sozinha, ser tratada por médicos desconhecidos, em um ambiente que, na sua maioria, não é humanizado, dificulta o parto”. “O medo libera o hormônio catecolomina, que dificulta o parto normal porque reduz a intensidade das contrações e o dilatamento do colo do útero”, explica.A situação pode se complicar no pós-parto. “Após ter o bebê, a mãe entra em conflito. Muitas vezes, por estar sem o apoio da família, ela se sente despreparada para assumir a criança. E isso pode resultar na depressão pós-parto”, diz Carzino.

O aleitamento materno também pode ser prejudicado porque o estresse compromete a liberação da prolactina, hormônio da amamentação. Por isso, a participação de um acompanhante nesses momentos, especialmente do pai, é fundamental.“A mulher começa a sentir a constituição da família, o comprometimento com a criança que está chegando em um momento de mudança de vida que pode gerar insegurança”, afirma Rosemeri Schambeck, enfermeira do hospital Nossa Senhora das Graças.

Comente agora
06
Set
DESABAFAR É PRECISO
Postado por: Colunista - Pr. Ely Lourenço / 18:35h

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis." ( Tiago 5:16 ) 

 

       Talvez você já tenha se encontrado com alguém que, ao vê-lo, foi logo dizendo: " Eu só quero desabafar."

      Pessoas assim, normalmente chegam ansiosas, angustiadas, a ponto de explodir. E chegam a esse estado porque vão acumulando ressentimentos, armazenando ódios, vão engolindo sapos como costumamos dizer.

       O desabafo é uma necessidade na vida do ser humano. Desabafar é botar pra fora aqueles sentimentos que ameaçam infeccionar a nossa alma. Muitas pessoas que procuram os médicos; necessitam mesmo é de desabafar. Cultive esse hábito. Não deixe que sentimentos negativos se acumulem em seu interior. Está com raiva ou decepcionado? Procure alguém da sua confiança e desabafe. Se você não desabafar na hora certa, com a pessoa certa, terminará desabafando na hora errada e com a pessoa errada. E aí, a coisa fica feia.

        Não acumule ressentimentos. Desabafe!

 Um abraço,

Pr.Ely Lourenço - Pastor e Psicanalista // e-mail: vozdabahia@hotmail.com

                    

Comente agora
06
Set
Dois jovens foram assassinados nesta segunda-feira; Garotos de 13 e 18 anos são baleados
Postado por: Andrea Trindade / 18:08h

O  primeiro homicídio ocorreu por volta das 12h30,  na rua Assis Brasil, no bairro Campo Limpo, quando Luiz Felipe Oliveira Araujo, de 18 anos, foi morto com tiros de pistola, calibre 380. Os tiros atingiram a cabeça e o tórax da vítima. O crime aconteceu quando Felipe ela estava indo para casa onde morava, situada na mesma rua onde foi morto. Segundo informações os disparos foram efetuados por dois homens que estavam em uma bicicleta.

No momento dos tiros, Gileard Damasceno Santos, de 18 anos, morador na rua Santo Antonio de Jesus, no mesmo bairro, acabou sendo atingido. A bala perdida atingiu a coxa direita do jovem, que foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Segundo crime

A segunda vítima foi o adolescente de 17 anos, Adilton Cruz dos Santos, que morava na rua Estrela Cadente, bairro Sitio Novo.  Ele foi atingido com tiros nas costas, no bairro onde morava,  por volta das 13 horas. Adilton Cruz ainda foi socorrido para a policlínica do bairro George Américo, mas não resistiu.

Segundo informações os mesmos autores dos tiros, também alvejaram o garoto de 13 anos, David Silva Campos, residente no bairro  Sítio Novo. Ele foi socorrido para o HGCA.  Os responsáveis pelos crimes fugiram sem deixar vestígios. Todos estes homicídios e tentativas de homicídios serão apurados pela 2ª Delegacia de Polícia, que tem como titular o Delegado Madson Pereira Sampaio. As informações são do programa Acorda Cidade. 

Comente agora
06
Set
PISO DA PONTE DE CACHOEIRA É SUBSTITUÍDO
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:26h

A histórica ponte D. Pedro II, que liga as cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo baiano, ganhou um novo piso, após seis anos de reforma. Utilizada por carros, pedestres e composições ferroviárias, a passagem é patrimônio histórico da região. Os passadiços de madeira do vão central, por onde passam carros e o trem, foram trocados por placas metálicas. O mesmo aconteceu com os passadiços laterais, por onde transitam pedestres e ciclistas. Todo o antigo piso de madeira foi substituído por placas com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A entrega simbólica da obra foi semana passada, no auditório Leite Alves, do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Informações do A Tarde.

Comente agora
06
Set
MULHER BRASILEIRA DE DEPUTADO É STRIPPER
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:12h

Somente após oito anos de casados, o parlamentar Mike Weatherley, 53, do Partido Conservador britânico, descobriu a real procedência de sua esposa brasileira. Pai de três filhos, ele estava no auge depois das últimas eleições na Grã-Bretanha. Ela tem 39, carioca, chama-se Carla Weatherley, loura, e, segundo o jornal Sunday Mirror, atende também pelos apelidos Bea, Adriana e Bianca. Foi flagrada a trabalhar em uma casa de massagens, na sexta-feira (3), no sul de Londres. Antes de casar, há sete anos, Carla teria trabalhado no Brasil como prostituta, e cobraria cerca de R$ 200 por hora. A um repórter disfarçado, admitiu. "Gosto daqui, os clientes são bacanas e o dinheiro é bom", ao apresentar uma tabela para vários tipos de serviços sexuais. Esse caso chocou todo mundo, e constrangeu especialmente o marido, que disse ter sido surpreendido e chegou a chorar em entrevista. O casal se conheceu no Rio, quando o deputado era um executivo de empresa e estava em viagem de trabalho.

Comente agora
06
Set
WAGNER PERDE MAIS DE 4MIN DE TV
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:08h

O juiz Rui Brito, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), julgou procedente duas ações contra a coligação "Pra Bahia Seguir em Frente", do candidato a reeleição Jaques Wagner (PT), que teve como punição a perda de 4 minutos e 12 segundos nos programas de TV e rádio que vão ao ar nesta segunda-feira (6). As ações, uma impetrada pelo grupo "A Bahia tem pressa", de Geddel Vieira Lima (PMDB), e outra da chapa "A Bahia Merece Mais", de Paulo Souto (DEM), apontaram invasão do tempo dedicado aos candidatos das chapas proporcionais pela campanha majoritária. As peças condenadas nas ações julgadas nesta segunda foram a do jingle "Tá Mudando", e o tempo dedicado para que um narrador citasse obras do Governo. Como a equipe jurídica de Wagner deve recorrer, a decisão será submetida ao pleno do TRE - a punição, entretanto, deverá ser aplicada ainda nesta terça, já que as emissoras já foram notificadas. Há mais de 100 processos contra o petista pelo mesmo motivo.

Comente agora
06
Set
Orestes Quércia desiste de candidatura ao Senado
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 16:38h

O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia renunciou nesta segunda-feira, 06, a sua candidatura ao senado pelo PMDB.

O motivo da desistência, segundo nota publicada, é a necessidade do ex-candidato se submeter a tratamento médico devido a um câncer de próstata.

Como não há mais tempo de retirar o nome de Quércia das urnas, os votos que ele receber serão anulados.
Quércia tinha 23% das intenções de voto na última pesquisa eleitoral divulgada pelo Ibope no final de semana, atrás de Marta Suplicy (PT) com 36%, e de Netinho (PCdoB) com 26%.

Comente agora
06
Set
Braskem abre inscrições para 122 vagas de estágio, inclusive na Bahia
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:20h

A Braskem, produtora de resinas termoplásticas, abriu 122 vagas de estágio. Os candidatos devem ter conclusão da graduação prevista de dezembro de 2011 a dezembro de 2012 e inglês intermediário. A duração do programa é de 1 a 2 anos. As vagas são para Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.

O processo seletivo inclui teste de inglês, dinâmica e entrevista. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ciadetalentos.com.br/braskemestagio até 21 de setembro.

Veja abaixo:

Salvador: administração de empresas, ciências econômicas, engenharias (de materiais, de produção, elétrica, mecânica e química), comunicação social - jornalismo, propaganda. As informações são do G1.

Comente agora
06
Set
Depois de São Miguel das Matas é a vez de Castro Alves
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:07h

Primeiro o Prefeito Big Brother de São Miguel das Matas instalou câmera espiã para filmar e perseguir os funcionários que fossem a inauguração do comitê da oposição que fica em frente a Prefeitura, agora é a vez do Blog da Vereadora de Castro Alves Nilza Araújo denunciar a perseguição na prefeitura de Castro Alves.
Confira a nota que saiu no Blog de Leandro Alves do Portal Bahia News:
A vereadora Maria Nilza Araújo falou na última sessão desta quinta-feira (2) na Câmera Municipal de Vereadores da cidade do poeta Castro Alves, da falta de respeito do Prefeito de Castro Alves, Clóves Rocha Oliveira, porque está obrigando os funcionários da prefeitura municipal para participar dos eventos políticos que estão sendo realizado. Com os deputados Marcelo Nilo e José Carlos Araújo.
Tendo em vista a famosa lei do chicote.
No final da sessão um funcionário da prefeitura tentava agredir uns jovens na frente da Câmera, uma falta de respeito com a juventudes Castro-alvense.

Comente agora
06
Set
INSS publica despacho autorizando contratação de peritos temporários
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 15:59h

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (6) despacho que autoriza a contratação, por intermédio de credenciamento, em caráter excepcional, de médicos para a realização das perícias médicas.

Na sexta-feira (2), foram publicas as regras para a contratação temporária dos profissionais que irão retomar o trabalho paralisado há mais de 70 dias. A decisão veio para amenizar o sofrimento de quase 500 mil trabalhadores sem salário por falta de peritos nos postos de atendimento da Previdência Social.

De acordo com o despacho, a contratação será para as localidades onde a capacidade de atendimento das Agências da Previdência Social (APS) for superior ao prazo de 15 dias e desde que o represamento das perícias não possa ser efetivamente sanado através de outras providências administrativas.

De acordo com o INSS, a publicação das normas atende à decisão da 19ª Vara Cível Federal de São Paulo, que determinou a contratação de médicos para a realização de perícias nas localidades onde o prazo entre o agendamento de perícias e a realização do exame seja superior a 15 dias.

Vedados

Poderão participar do credenciamento médicos que estejam em situação regular no Conselho Regional de Medicina, mas o acesso estará vedado ao perito médico previdenciário ou supervisor médico pericial pertencente ao quadro permanente de pessoal do INSS, em atividade, como também ao médico em exercício de mandato eletivo. As inscrições serão analisadas por uma comissão designada pelo gerente executivo e presidida, preferencialmente, por um servidor da área médico-pericial.

Comente agora
06
Set
Emergência do Hospital Regional
Postado por: Nara Brige / 15:54h

Final de semana bastante movimentado na emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Entre os casos registrados figuram os seguintes:

Luís Alberto dos Santos,28 anos de idade, residente na rua Esperança no Alto Santo Antônio foi baleado com dois tiros em confronto com outro homem de identidade ignorada, que faleceu na troca de tiros. Luís foi atendido na emergência do HRSAJ e segue internado em observação.

Diane Rampo 44 anos e Nelson José Rampo, 46 anos, moradores da avenida Beira Mar, na cidade de Valença, foram socorridos após se afogarem na praia de Guaibim e levados para o HRSAJ onde receberam atendimento médico.

Já Derivan dos Santos Damasceno, 25 anos, morador da cidade de Itacaré, sofreu um grave acidente automobilístico e fratura exposta em ambas as pernas. Derivan foi socorrido, levado para o centro cirúrgico do hospital e permanece internado sob atendimento médico.

Comente agora
06
Set
HRSAJ - Serviço de Atendimento une paciente e hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:50h

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, além da Ouvidoria, conta com mais uma ferramenta  gerencial dinâmica que dá ao hospital a abertura necessária para estar mais próximo de seus clientes/pacientes e de suas necessidades, trata-se do  Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Orientado à gestão da qualidade dos serviços produzidos e a gestão de atendimento às necessidades dos usuários, o SAC incorpora a função dirigida à melhoria continua dos processos e serviços do hospital.

Segundo Nara Brige, assessora institucional da Unidade, o SAC busca ainda detectar, acolher e encaminhar as queixas em relação aos serviços ofertados no hospital, assim como receber sugestões e críticas. “Não é só apenas resolver os problemas de saúde, o Hospital Regional quer apresentar soluções e atitudes, fornecendo um serviço com mais aprofundamento das relações com o cliente, quer conhecer a expectativa de quem passa pela instituição para o contínuo aprimoramento do serviço”, destacou Brige.

Outra função do serviço é informar aos pacientes e seus acompanhantes, as normas e rotinas de funcionamento do hospital. O desafio é aumentar a satisfação de paciente disponibilizando todas as orientações necessárias para o bom atendimento do HRSAJ. O serviço é também uma forma do usuário participar ativamente no processo de administração do atendimento, sendo um serviço destinado a auxiliar os pacientes enquanto estiver sendo assistido no hospital.

Carolina Magna que coordena o serviço destaca que o SAC não se constitui só na identificação e atendimento de demandas, mas principalmente de avaliação da situação, através do qual os serviços prestados podem ser aperfeiçoados continuamente e modificados sempre que necessário e possível.

AÇÃO - Para avaliar a qualidade dos serviços ofertados, a equipe do HRSAJ elaborou  folders com questionários de satisfação e disponibilizou  nos andares e enfermarias para que  o paciente e/  ou acompanhante participe, expresse sua opinião sobre  os serviços realizados no hospital, como por exemplo: atendimento do médico, enfermeiro, técnico de enfermagem,  qualidade das refeições, atendimento psicológico, assistência social, higienização , entre outros.

São objetivos do SAC:

  • · Humanizar a assistência aos pacientes em todos os serviços disponíveis no hospital;
  • ·Fornecer subsídios para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelo hospital;
  • ·Incentivar aos clientes externos e internos a expressarem formalmente as suas queixas, elogios, sugestões e reclamações;
  • ·Cientificar a Direção e aos funcionários envolvidos do hospital as ocorrências registradas pelos clientes;
  • ·mitir a adoção de medidas corretivas e preventivas para evitar-se o registro de não conformidades, entre outras. 
Comente agora
06
Set
Atletas santantonienses conquistam medalhas em 25ª Corrida Duque de Caxias
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 12:52h

Neste fim de semana aconteceu, em Jacobina, a 25ª Corrida Duque de Caxias e os atletas de Santo Antônio de Jesus novamente se destacaram, com a parceria da Administração Municipal, através da Superintendência de Cultura, Esporte e Lazer.

De 21 representantes, 11 ocuparam boas colocações nas diversas faixas etárias da corrida. Mais de 800 atletas a nível de ranking nacional e internacional participaram da disputa, o que valoriza ainda mais a classificação dos atletas santantonienses, que trouxeram para o município 10 troféus e 17 medalhas.

A corrida - A Corrida Duque de Caxias de Jacobina, completa, em 2010, 25 anos de existência, sendo um dos maiores eventos do atletismo baiano. Criada inicialmente só a nível municipal, a corrida passou a ser uma das provas de rua mais cobiçadas no Norte-Nordeste, com destaque para rica premiação e para o grande número de troféus distribuídos aos participantes. Atualmente, o evento esportivo reúne anualmente atletas de cerca 20 Estados e 130 Municípios brasileiros.

Confira a classificação de nossos corredores:

Clea Santos Almeida - 2° lugar (fem - faixa de 20 a 24 anos)

Adelina de Almeida Silva - 3° lugar (fem - faixa de 50 a 54 anos)

Alzira Mendes de Almeida - 3° lugar (fem - faixa de 65 a 99 anos)

Thais de Jesus Souza - 4° lugar (geral feminino - corrida 5 Km)

Joilson de Jesus Santana - 8° lugar (masc - faixa de 25 a 29 anos)

Wellington de Oliveira Silva - 11° lugar (masc - faixa de 25 a 29 anos)

Marivaldo Lima Santana - 16° lugar (masc - Faixa de 25 a 29 anos)

Albertino de Jesus Santos - 2° lugar (masc - faixa de 50 a 54 anos)

Nascimento Lima dos Santos - 5°lugar (masc - faixa de 55 a 59 anos)

José Carlos Santos - 11° lugar (masc - faixa de 55 a 59 anos)

Antônio Messias dos Santos - 9° lugar (masc - faixa 65 a 69 anos)

Comente agora
06
Set
Santo Antônio de Jesus empata com São Felipe pelo Intermunicipal
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 12:38h

A seleção de Santo Antônio de Jesus empatou contra a seleção de São Felipe no jogo de ontem, 06, fora de casa. O placar de 0 x 0 não interferiu no favoritismo da seleção que fechou a primeira fase do Intermunicipal em 1° lugar na chave 7, com 14 pontos.

A 2ª colocação do grupo ficou com a seleção de São Felipe, com 10 pontos.

Na segunda fase, Santo Antônio de Jesus integra o grupo 19, junto com as seleções de Itagibá, Santo Amaro e Simões Filho.

Confira os grupos para a segunda fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol:

GRUPO16
Araci
Feira de Santana
Piritiba
Serrinha

GRUPO 17
Conceição do Coité
Ipirá
Mairi
Santa Luz

GRUPO 18
São Felipe
São Francisco do Conde
Saubara
Valença

GRUPO 19
Itagibá
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
Simões Filho

GRUPO 20
Macaúbas
Bom Jesus da Lapa
Jitaúna
Vitória da Conquista

GRUPO 21
Belo Campo
Condeúba
Itiruçu
Paratinga

GRUPO 22
Coaraci
Itapetinga
Porto Seguro
Santa Luzia

GRUPO 23
Belmonte
Eunápolis
Itabuna
Itororó

Comente agora
06
Set
11 dicas de ouro de uma boa alimentação: Nutricionista explica as principais regras que podem ajudar no controle do peso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:27h

Abaixo, Margaretth Arruda, nutricionista especializada em obesidade, dá dicas de como ter uma alimentação mais correta e explica como seu organismo reage a cada uma dessas “regras de ouro” da educação alimentar.

1. Comer de três em três horas para acelerar o metabolismo

São três os benefícios de alimentar-se de três em três horas: acelerar o metabolismo e com isso gastar mais energia (o que desfavorece o armazenamento de gordura corporal); manter os níveis de insulina sempre estáveis (picos de insulina favorecem o acúmulo de gordura, principalmente em região abdominal); e ativar os hormônios da saciedade (fazendo que você coma menos nas principais refeições, como almoço e jantar).

Parece um contrassenso para perda de peso comer mais vezes ao longo do dia. Entretanto, esta simples manobra pode contribuir para acelerar a perda ponderal, pois diminuir o intervalo entre as refeições acelera o metabolismo, evitando que o organismo acumule nutrientes em forma de gordura.

Ficar em jejum por mais de três horas seria como se o organismo, acostumado a poucas refeições por dia, aprendesse a acumular energia para os momentos de fome e situações de escassez, favorecendo o ganho de peso. Além disso, esta tática de fracionar as refeições faz que você chegue às refeições principais (almoço e jantar) com menos fome e, portanto, coma menos.Tendo menos fome, a pessoa mastiga com mais calma e mais vezes, o que favorece a digestão e a ativação do hormônio da saciedade.

No entanto, engana-se quem pensa que comer a cada três horas signifique beliscar petiscos ou guloseimas. É importante que se coma alimentos saudáveis.

2. Comer em pouca quantidade (volume e calorias)

A recomendação da OMS é o seguimento de um plano alimentar individualizado que contemple todos os princípios nutritivos nas proporções adequadas (carboidrato 50%, proteína 25%, gordura 25%), contendo fibras alimentares, boa hidratação (média de 35 ml/kg), frutas frescas, saladas cruas, carne magra, leites e derivados desnatados e cereais integrais.

Deve-se restringir o excesso de sal, gorduras saturadas, refrigerantes, açúcares, fast-foods e produtos refinados. O fracionamento ideal é de seis refeições ao longo do dia, com intervalos médios de três horas entre uma refeição e outra.

As calorias diárias recomendadas variam de acordo com o perfil de cada indivíduo, a depender do sexo, idade, nível de atividade física e/ou presença de fatores de injúria (estresse, febre, doenças, cirurgias, etc.). De modo geral, a dieta normocalórica deve contar 25-30 kcal por quilo de peso corporal.

3. Não pular refeições

Existem muitas pessoas que não tomam café da manhã ou não jantam, acreditando que isso irá ajudar no emagrecimento, mas o que acontece, muitas vezes, é o contrário.

Pular refeições desfavorece a perda de peso na medida em que aumenta a ansiedade e a fome para as próximas refeições, exige a liberação exagerada de insulina (que favorece acúmulo de gordura na região abdominal), acaba com nosso estoque de glicogênio e ainda favorece a desidratação e perda de massa magra (músculo). Pular refeições pode também causar sintomas desagradáveis como halitose, desconfortos abdominais e mau humor.

4. Evitar alimentos obesogênicos (gorduras, açúcares e sal/sódio)

O estilo de vida de cada um é fortemente influenciado pelo ambiente. O ambiente obesogênico – que leva à obesidade – é aquele que induz à adoção de comportamentos alimentares inadequados e sedentarismo.

Essa é a fórmula perfeita para o desenvolvimento e perpetuação da obesidade, doenças cardiovasculares, degenerativas e diabetes. E, pior, em pessoas cada vez mais jovens, até mesmo em crianças.

Com o desenvolvimento da globalização e das indústrias de alimentos, a tendência é o aumento da ingestão de comidas prontas, congeladas, com embalagens atraentes, doces, salgados, recheados de gorduras saturadas, sódio, açúcares, que tomam espaços cada vez maiores e frequentes na cozinha, no trabalho, no transporte, na bolsa, na lancheira, nos passeios… Em todos os lugares.

São, de maneira geral, os alimentos processados e com alta densidade de calorias que, associados à inatividade física, contribuem fortemente para o surgimento dos males do século (sobrepeso, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer).

5. Evitar ingerir glúten

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada e na aveia (presentes em pães, biscoitos, macarrão e bolos), que provoca lentamente a saturação do aparelho digestório, aumento da gordura visceral (na região do abdome), dores articulares, alergias, enxaqueca, depressão, obesidade, resistência à insulina, deficiência de cálcio, diarreias ou doenças autoimunes em indivíduos com predisposição ou portadores de doença celíaca.

Nestes indivíduos, o excesso de glúten “emperra” o metabolismo, favorecendo o desenvolvimento de bactérias que gostam de calor e estagnação, causando, desta forma, reações alérgicas. Os nutricionistas defendem o que chamamos de nossa “soberania alimentar”: mandioca, milho e arroz, em vez do trigo. Assim, passamos a prescrever pães de aipim e milho, macarrão de arroz e cookies de soja.

6. Aumentar a ingestão de legumes, verduras e frutas

As frutas, os legumes e as verduras são alimentos in natura, ricos em vitaminas, minerais, fibras solúveis e insolúveis, água e apresentam baixa densidade calórica. Devem fazer parte da ingestão diária dos indivíduos. Entretanto, por serem pobres em proteína e gordura, não podem ser ingeridos isoladamente.

7. Não consumir alimentos diet – porque estes são voltados para pessoas com restrições de açúcar –, mas, sim, consumir alimentos light

Conceitualmente, alimento diet é aquele produzido industrialmente e que apresenta ausência ou quantidades bem reduzidas de determinados nutrientes (carboidratos, açúcar, sal, lactose, gordura).

Nem sempre os alimentos diet apresentam baixas calorias. São criados para indivíduos que devem seguir uma dieta baseada na restrição ou redução de um determinado nutriente. Exemplo: uma pessoa com problema de taxas altas de triglicérides deve consumir alimentos com pouca quantidade de carboidratos.

Alimento light é aquele produzido com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico em comparação ao produto tradicional. Exemplo: uma pessoa obesa, que precisa perder peso, deve optar por produtos light. É importante verificar a tabela nutricional (obrigatória nas embalagens) e escolher os produtos de acordo com suas necessidades e restrições alimentares.

8. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas – porque possuem alto teor de açúcares ou carboidratos simples

De maneira geral, as bebidas alcoólicas são calóricas. Possuem açúcar refinado em sua composição, além de álcool, ambos possuidores de densidades calóricas elevadas. Consideramos o álcool como um alimento de calorias vazias, ou seja, alimento com muitas calorias, porém, com pouco ou nenhum nutriente essencial à nossa saúde.

Estudos recentes mostram que apenas um drinque alcoólico antes das refeições pode aumentar a ingestão alimentar em até 15%. O álcool estimula o apetite, a comida fica mais saborosa e o seu autocontrole diminui.

9. Evitar a ingestão de refrigerantes

Os refrigerantes apresentam alto índice de aditivos químicos, açúcares e gás, o que os torna agentes importantes no desenvolvimento do sobrepeso e de doenças crônicas quando ingeridos em excesso. Por causa das três colheres (sopa) de açúcar presentes em sua composição, os refrigerantes não dietéticos alteram a estrutura do colágeno, o que resulta em flacidez. Ainda aumentam a gordura do abdome e prejudicam a absorção de vitaminas e minerais.

10. Mastigar pelo menos 40 vezes cada porção levada à boca

A mastigação efetiva favorece a ativação dos hormônios da saciedade e permite que o seu cérebro tenha tempo suficiente para entender que está recebendo alimentos e envie informações neuronais de que você já está saciada, fazendo que coma menos. Além disso, uma boa mastigação facilita o processo digestivo e o aproveitamento adequado de nutrientes, reduzindo, desta forma, a liberação de gases que causam distensão abdominal.

11. Não ingerir líquidos durante uma hora antes e uma hora depois de cada refeição

Os líquidos diluem as enzimas digestivas, reduzindo, desta forma, a sua ação e eficácia. Com o comprometimento da digestão, o ganho de peso é favorecido.

Comente agora
06
Set
Dez bons motivos para comemorar o Dia do Sexo na prática
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:47h

“Dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, dia dos namorados. Em meio a tantas datas comemorativas no nosso calendário oficial, por que não criarmos um dia em homenagem àquilo que deu origem a tudo: o sexo?”. É com esse discurso que, há três anos, a empresa de preservativos Olla lidera um movimento nacional pelo Dia do Sexo. A data escolhida é bem sacada e faz alusão a uma posição sexual bastante conhecida: 6/9.

O movimento vem ganhando simpatizantes e tem repercutido também nas redes sociais. Bons motivos para comemorar o Dia do Sexo não faltam, nós listamos pelo menos dez bem convincentes e animadores.

1. Melhora a beleza da pele 
Aquele velho ditado não está errado: “sexo faz bem para a pele”. Uma descarga hormonal muito intensa é liberada durante o ato sexual. E é o estrogênio, presente na mulher em maior nível no momento da excitação, o grande responsável por essa melhora na aparência. “Ele faz bem para a textura da pele e para o cabelo, que fica mais brilhante”, explica a sexóloga Carla Cecarello.

2. Diminui o risco de infarto
Faça com empenho. A atividade física realizada durante o sexo auxilia na circulação sanguínea e, consequentemente, favorece o coração. Um estudo publicado pelo “Journal of Epidemiology and Community Health” comprova que manter relações sexuais de uma a duas vezes na semana diminui pela metade o risco de infarto

3. Queima calorias 
O livro “Como Emagrecer Fazendo Sexo” (Ediouro, 160 páginas) faz relações divertidas entre comida e queima calórica. Confira algumas comparações: uma hora de preliminares intensas queima uma fatia grande de bolo de chocolate; 53 minutos de beijo de língua derretem um cheeseburger com 14 fritas; 15 minutos de sexo oral queimam 11 uvas; 14 minutos de carícias eliminam uma colher de sopa de musse de chocolate; e um sonho erótico com ejaculação involuntária queima 16 calorias. 

4. Melhora a autoestima
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, praticar sexo uma vez por semana aumenta a autoestima. A troca existente durante a transa faz homens e mulheres se sentirem mais seguros e desejados – e assim autoconfiantes. Jaqueline Barbosa, 22 anos, autora do blog “Casal Sem Vergonha” e namorada de Emerson Viegas, confirma o sentimento: “O sexo, definitivamente, faz com que eu me sinta mais bonita, sexy e também desejada. E não há nada melhor do que você se sentir assim”, conta

5. Fortalece a musculatura 
A relação sexual frequente pode ser considerada uma atividade física: melhora a elasticidade corporal e fortalece a musculatura – inclusive da região pélvica, a mais difícil de ser exercitada. O enfraquecimento da musculatura dessa área pode contribuir para a ocorrência deincontinência urinária e/ou “queda de bexiga” nas mulheres. “Mas durante o orgasmo feminino, o órgão pode contrair entre duas e cinco vezes, e isso ajuda na prevenção”, conta Cecarello.

6. Aprimora o desempenho 
As pessoas falam muito de sexo, mas praticam pouco. Seja por preguiça ou por conta da rotina carregada, o sexo acaba ficando de lado no dia a dia. Contudo, só a prática aprimora o desempenho na cama. E isso não tem a ver com dar espetáculo e subir no lustre, mas sim com conhecer melhor o próprio corpo em busca de relações mais intensas e prazerosas. Dar mais prazer ao parceiro e buscar formas para isso também são decisões que precisam ser praticadas.

7. Aumenta a imunidade 
Cientistas da Wilkes University, nos Estados Unidos, apontam que fazer sexo uma ou duas vezes por semana melhora o sistema imunológico. A prática constante eleva os níveis de anticorpos encontrados na saliva e previne doenças como, por exemplo, a gripe e a febre comum. 

8. Alivia o estresse
Os hormônios responsáveis pelo estresse são reduzidos durante a prática sexual, aponta um estudo publicado na revista Biological Psychology. Emerson Viegas – o lado masculino do “Casal Sem Vergonha” – fala sobre a estabilidade emocional que o sexo proporciona: “Acabo acumulando muito estresse por causa do trabalho e o sexo funciona como um aliviador. Tem gente que bebe, tem gente que fuma, eu faço sexo”, brinca.

9. Aproxima o casal
Quem vive um relacionamento fixo sabe que às vezes a coisa esfria. Porém, um estudo surpreendente divulgado pelo livro “Felizes Para Sempre - A Ciência Para Um Casamento Perfeito!” (Universo dos Livros, 368 páginas) diz que até mesmo o sexo sem muita vontade faz bem para o casamento. A explicação é que essa relação desencadearia no cérebro a liberação de hormônios vasopressina e ocitocina, que fortalecem os vínculos entre as pessoas. Obviamente a ideia não é fazer sexo forçado, mas fazê-lo mesmo com preguiça.

10. Dar aquela cochilada gostosa... 
Tem cochilada melhor do que aquela posterior ao sexo? Depois do orgasmo, homens e mulheres produzem altos níveis de prolactina. O hormônio, conhecido por ativar a produção de leite, funciona como um “freio sexual” e provoca aquela típica preguiça do depois.

Agora é só comemorar.

Comente agora
06
Set
Professores do Recôncavo contarão com minicursos no SBPC
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 09:30h

Mais de 63 opções de minicursos serão oferecidas a professores do Recôncavo Baiano, durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica (SBPC), que será realizada entre os dias 14 e 17 de setembro de 2010 no campus da UFRB, em Cruz das Almas - BA.

Além de professores, os cursos são dirigidos a estudantes de graduação e pós-graduação  e serão ministrados por docentes e pesquisadores renomados, de várias regiões do País. Os temas abordados vão desde o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, capacitação em propriedade intelectual, até cultivo de peixe em tanques-rede e noções de primeiros socorros.

Os interessados devem realizar suas inscrições pelo site http://www.sbpcnet.org.br/reconcavo/home/  até dia 10 de setembro. Será cobrado um valor simbólico de RS 10,00. Após essa data, as inscrições somente poderão ser feitas na Secretaria da SBPC, no local do evento, a partir de 14 de setembro.

O evento - a Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica será realizada concomitantemente com a IV edição do Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, Seminário de Pesquisa da UFRB, Seminário de Pós-graduação da UFRB e 4ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Junto com esses eventos, serão realizadas também a SBPC Mirim para jovens do ensino médio e a SBPC Terceira Idade para o público da melhor idade.

Durante os 4 dias de movimentação, o público terá acesso a conferências, portal história do recôncavo, oficinas, mini-cursos, portal das profissões, mesas redondas, exposição tecnológica, exposição agropecuária, exposição de saúde, apresentações culturais, contando, inclusive, com stands de diversas áreas da administração de Santo Antônio de Jesus.

Comente agora
06
Set
Receita libera consulta a quarto lote na quarta-feira
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:07h

A Receita Federal libera na próxima quarta-feira (8), às 9 horas, a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2010, ano-base 2009. Os valores do lote e número de restituições serão anunciados hoje. Para saber se foi incluído no lote, o contribuinte precisa acessar a página da Receita na internet ou ligar para o ReceitaFone (146). Até agora, o órgão liberou 5.106.621 restituições, no valor total de R$ 5,246 bilhões.
Poderão ser consultados dois lotes liberados da malha fina, um de 2009 (ano-base 2008) e outro de 2008 (ano-base 2007). O dinheiro estará disponível nos bancos no dia 15. Após esta data, os valores liberados não terão quaisquer acréscimos, independentemente da data em que o contribuinte receber a restituição.


Caso o depósito não seja feito, o contribuinte pode ir a uma agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a Central de Atendimento BB - 4004-0001 (capitais - clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0001 (demais localidades - clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0722 (capitais e demais localidades - clientes e não clientes do Banco do Brasil) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) - para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer instituição bancária.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber o valor disponível no banco e pedir a diferença na unidade local da Receita Federal.

Comente agora
06
Set
Integrante do Jammil lança CD solo
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 08:47h

O músico Manno Góes, integrante do grupo Jammil e Umas Noites desde 1994, lança nos dias 9, 16 e 23 de setembro, em Salvador, o show no estilo pop rock  "E assim os dias vão", com direção musical de Torcuato Mariano,

As apresentações, que acontecerão no teatro Jorge Amado, às 21h, marcam o início da turnê nacional do músico com o seu primeiro trabalho solo.

Mesmo com seu novo projeto, Manno deixa claro não ter qualquer intenção de deixar o Jammil.

Os ingressos  para o show estão a venda na bilheteria do Teatro pelos preços de R$ 40,00 (inteira) e RS20,00 (meia entrada).

Promoção - Os fãs do cantor podem concorrer a pares de ingressos e CD´s autografados participando da promoção Assim como os dias vão... até o show de Manno Góes.  Para  participar é só mandar, através do site www.mannogoes.com.br,  fotos, vídeos ou músicas mostrando de forma criativa o que você estará fazendo até os dias dos shows.

Comente agora
06
Set
Quatro homens matam jovem de 19 anos durante festa de aniversário
Postado por: Andrea Trindade / 07:53h

Um jovem de 19 anos foi assassinado, na noite de domingo (05), quando participava de uma festa deaniversário, no povoado de Galhardo. Alecsando Santos e Santos, que morava na fazenda Capim, situada nodistrito Governador João Durval (Ipuaçú), foi morto, segundo informações, por  quatro homens que chegaram em duas motocicletas e efetuaram vários tiros contra a vítima. Os autores dos disparos fugiram logo em seguida sem deixar vestígios. Alecsando foi a terceira vítima no final de semana. O corpo foi encaminhado ao Departamento de polícia Técnica (DPT). O crime será investigado por policiais da 1ª Delegacia.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com