As comentadas


Boa noite , Sábado, 20/12/2014









Enquete



Reflita

Blog

28
Set
Bêbados sabem quando erram, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:24h

Quem nunca presenciou a cena de um bêbado em atitudes constrangedoras, que atire a primeira dose ao santo. O álcool, bem sabe-se, é responsabilizado por grande parte das chamadas “besteiras” que os seres humanos fazem na vida. Um novo estudo, no entanto, promete tirar da bebida a culpa pelos atos falhos: segundo cientistas americanos, o álcool não reduz a consciência das pessoas de que elas estão errando – ele simplesmente faz com que você não ligue para isso. A equipe de Bruce Barthlow, da Universidade de Missouri, constatou que o álcool apenas “deixa bobo” o sinal do cérebro que alerta: “você está cometendo um erro”. Quando as pessoas erram, a atividade do cérebro na área responsável por monitorar o comportamento aumenta, enviando um alarme indicando que algo está errado. O estudo não é o primeiro a mostrar que o álcool reduz esse sinal de alarme mas, diferentemente dos anteriores, mostra que a bebida não diminui a consciência dos erros em si, apenas o quanto você se importa com eles. 

Ou seja: você ainda sabe o que é certo e errado. 

Barthlow e sua equipe mediram a atividade cerebral de 67 pessoas, de 21 a 35 anos, enquanto elas completavam uma tarefa em um computador. Cerca de um terço das pessoas recebeu bebida alcoólica, um terço recebeu bebidas não alcóolicas e o restante recebeu placebo. Além de monitorar a atividade cerebral, os participantes tiveram seu humor medido. O monitoramento mostrou que o sinal de alarme do cérebro em resposta aos erros é muito menor naqueles que haviam consumido álcool – mas estes participantes demonstravam a mesma noção de que haviam errado dos outros que não haviam bebido. O estudo também revelou que quem consumiu álcool se mostrou menos calmo e cuidado nas tarefas seguintes aos erros – enquanto a tendência normal após os erros, entre os sóbrios, é ir mais devagar. Outro dado interessante: a maioria dos participantes alcoolizados disse se sentir “menos negativa” depois de beber. O estudo ajuda os pesquisadores a entender como o álcool atua no cérebro e pode ser utilizado em pessoas que precisam reduzir o sinal de alarme do cérebro – como que sofre com ansiedade crônica. A pesquisa “Alcohol Effects on Performance Monitoring and Adjustment: Affect Modulation and Impairment of Evaluative Cognitive Control" sera publicada na Journal of Abnormal Psychology.

Comente agora
28
Set
Ginecologista de Plantão: Dr. Christian Ferraz tira dúvidas de ouvintes
Postado por: Joelia Melo / 22:16h

Enya (Ouvinte): Tenho 20 anos comecei minha vida sexual agora, mas nunca cheguei ao orgasmo, estou fazendo um tratamento para cistos nos ovários. Isso tem algo a ver com o problema ou é psicológico?

Dr. Christian Ferraz: O início da vida sexual feminina é cercado de incertezas e situações como essa. Muitas vezes a mulher tem dificuldade de adaptação sexual, as primeiras relações são cercadas de desconforto, dor, sangramento pela ruptura do hímen. Toda essa questão física e psicológica faz com que a mulher tenha pouco prazer nas primeiras relações sexuais, em algumas mulheres pode ser diferente, mas na maioria das vezes este é um fenômeno que acontece. Ter uma vida sexual sem muito prazer não é algo anormal, tudo é um processo de aprendizagem, o sexo é um processo de autoconhecimento no qual a mulher precisa conhecer seus limites e seu corpo para que aos poucos ela vá se adaptando. Quando a ouvinte diz que está fazendo tratamento devido ao cisto no ovário, possivelmente ela está usando hormônio e a maioria dos tratamentos hormonais pode interferir na sexualidade feminina de forma negativa. Convém que ela vá ao ginecologista para seja feita uma avaliação mais minuciosa.

Dariane (ouvinte): Útero retrovertido atrapalha a mulher engravidar?

Dr. Christian Ferraz: Esta é uma questão quase secular, pois durante muitos anos nós ginecologistas não tínhamos conhecimento sobre as causas da infertilidade ou causas da dificuldade de engravidar. Uma das causas apontadas antigamente era o útero virado, ou útero retrovertido, é importante destacar que em 85% das vezes o útero tem um desvio para frente em direção ao umbigo da mulher e em 15% das vezes ele é desviado para trás em direção as costas da mulher. Essa é uma questão anatômica não interfere na fertilidade, não aumenta o risco de abortamento, essa é uma situação comum.

Paula (Ouvinte): È comum sentir cólicas com quatro semanas de gravidez?

Dr. Christian Ferraz: O princípio de uma gestação é cercado de algumas situações, uma das principais é a sensação que a mulher tem de que vai menstruar. Essa isso é muito comum, é um fenômeno que o útero está entendendo que existe um corpo estranho dentro dele e reage com uma pequena atividade uterina que é a pequena cólica, desde que não haja sangramento não há problema. Quatro semanas de gravidez no ultra-som não quer dizer um mês, seis semanas é que corresponde a um mês e a partir daí começa-se a contar de quatro em quatro.

Redação 'Voz da Bahia' Joelia Melo

4 comentários
28
Set
Após má notícia, Serra recebe título de Cidadão Soteropolitano
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 21:45h

O candidato à Presidência José Serra (PSDB) recebeu em Salvador nesta terça (28) o título de Cidadão Soteropolitano da Câmara de Vereadores. Porém, ele recebeu uma má notícia de seus aliados do DEM. Pesquisas internas do partido detectaram que a candidata Marina Silva (PV) também já ultrapassou o tucano na capital da Bahia. No resto do Estado, Serra ainda está em segundo lugar, atrás somente da petista Dilma Rousseff. Informações do iG.

Comente agora
28
Set
Nova vacina pode tornar a aids inofensiva
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:31h

A aids nunca esteve tão próxima de seu fim como doença letal. O Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha (CSIC, na sigla em espanhol) anunciou nesta quarta-feira uma vacina capaz de provocar uma resposta imunológica contra o vírus HIV em 90% dos casos. A pesquisa, que já está na fase clínica, sendo testada em humanos, mostrou que, mesmo um ano após receber a vacina, 85% dos voluntários ainda mantinham a imunidade.

"Se tudo der certo, o HIV representará, no futuro, o que o vírus da herpes representa hoje: uma infecção menor que só atinge pessoas com o sistema imunológico debilitado”, afirmou nesta quarta-feira o pesquisador Mariano Esteban, do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha, vinculado ao CSIC, responsável pelo desenvolvimento da vacina.

 A aids nunca esteve tão próxima de seu fim como doença letal. O Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha (CSIC, na sigla em espanhol) anunciou nesta quarta-feira uma vacina capaz de provocar uma resposta imunológica contra o vírus HIV em 90% dos casos. A pesquisa, que já está na fase clínica, sendo testada em humanos, mostrou que, mesmo um ano após receber a vacina, 85% dos voluntários ainda mantinham a imunidade.

"Se tudo der certo, o HIV representará, no futuro, o que o vírus da herpes representa hoje: uma infecção menor que só atinge pessoas com o sistema imunológico debilitado”, afirmou nesta quarta-feira o pesquisador Mariano Esteban, do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha, vinculado ao CSIC, responsável pelo desenvolvimento da vacina.

 Memória — Para que a vacina seja realmente eficaz, é preciso que ela produza linfócitos especiais com "memória", formados após o primeiro ataque do vírus. Elas ficam no corpo por anos, à espreita de uma nova investida do vírus. 

Novamente, testes feitos um ano após a aplicação da vacina mostraram que, em 85% dos voluntários, 50% das células de defesa eram linfócitos T com memória.

No entanto, segundo Esteban, a vacina não é capaz de eliminar totalmente o vírus HIV do organismo. "Mas a imunidade celular que a vacina produz faz com que o vírus fique sob controle", diz o pesquisador espanhol. "Se o vírus tentar entrar na célula, o sistema imunológico desativará o vírus e destruirá a célula infectada."

Até agora, a única vacina contra o HIV que chegou à terceira fase de testes clínicos foi feita na Tailândia. As duas primeiras fases testam a toxicidade do composto e sua eficácia, enquanto a terceira e a quarta examinam a posologia do remédio. Como gerou uma defesa de apenas 27%, não pôde ser utilizada na população. (Com Agência EFE) 

Comente agora
28
Set
Aconteceu 'I Seminário sobre Acidente de Trabalho'em Santo Antônio
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 21:02h

Sucedeu o I Seminário em Acidente do Trabalho (28) no Antoniu's Imperial Hotel em Santo Antônio de Jesus. Cerca de 300 participantes estiveram presentes ao evento. Dr. Geraldo Magella médico do CEREST (Centro Regional de Saúde do Trabalhador), abriu os trabalhos discorrendo a respeito do conceito e da prevenção "... Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho...", destacou Magella.

 Dr. Flávio de Oliveira Nunes da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego falou sobre o acidente de trabalho e suas diferentes análises

"... Durante o Afastamento por Acidente, a empresa é obrigada a depositar o FGTS do funcionário e esse período também é contado como tempo de serviço para efeito de aposentadoria, diferentemente, por exemplo, do Afastamento por Auxílio Doença, o qual não garante ao funcionário nenhum desses benefícios...", expos Flávio.

 O I Seminário foi uma realização da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, com o apoio do Sindicato do Comercio e do Ministério Público do Trabalho.

TRABALHADOR: Se observar alguma situação de risco em seu ambiente de Trabalho, DENUNCIE: (75)3632-4628. Denunciar é uma ação de CIDADANIA.

Texto e Fotos: 'Voz da Bahia' Marcus Augusto

Comente agora
28
Set
Vergonha tricolor: Bahia joga mal em Pituaçu e acaba atropelado pelo Icasa
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 20:29h

O Bahia veio para o jogo desta terça-feira (28), contra o Icasa, em Pituaçu, com dois objetivos: buscar a liderança e descontar os 4x0 levados no primeiro turno. Entretanto, o castigo foi grande e o troco acabou ficando com os visitantes, que novamente meteram quatro, 4x2, e levou os 26.675 tricolores ao desespero. O time pelo menos se manteve no G4. Os cearenses começaram tentando impor um ritmo e até ameaçaram, mas logo o tricolor partiu para o comando. Aos 13, Vander cruzou da esquerda, Nen desviou de cabeça nas mãos de Marcelo Pitol. Aos 17, Morais lançou Adriano na entrada da área. O atacante dominou, girou e chutou por cima, perdendo boa chance.

Comente agora
28
Set
HRSAJ - Confira a lista dos classificados para a próxima fase: Fisioterapeuta, Aux. de Cozinha, Cozinheiro, Enfermeira do Trabalho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:05h

O Presidente da Comissão de Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal, nos usos de suas atribuições, torna público o resultado da 2º Fase do Processo Seletivo (2011.2) do cargo de Fisioterapeuta, composto de provas de português, matemática, conhecimentos específicos e redação e convoca para Entrevista com a encarregada do Setor, a ser realizada no dia 30/09/11 (sexta-feira), às 09:00h, nas instalações do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os candidatos deverão comparecer na Recepção Administrativa do Hospital a fim de serem encaminhados para o local exato da entrevista (sala de reunião da Diretoria).


Cargo: Fisioterapeuta

PONTUAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

NOME

PORT.

MAT.

ESPEC

REDA.

TOTAL

CLASSF.

Mateus de Brito Nogueira

10

9

5

8,8

32,8

1

Taísa Maria Santos Brito

9

10

5

7

31

2

Adriano Roque Silva

6

10

7

5,4

28,4

3

Lorena Martins da Silva Oliveira

9

6

5

7

27

4

Andréa Marcella Nascimento Silva

10

6

5

5,8

26,8

5

 PROCESSO SELETIVO -  HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS

  O Presidente da Comissão de Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal, nos usos de suas atribuições, torna público o resultado da 2º Fase do Processo Seletivo (2011.2) do cargo deENFERMEIRA DO TRABALHO, composto de provas de português, matemática, conhecimentos específicos e redação e convoca para ENTREVISTA, a ser realizada no dia 29/09/11 (quinta-feira), às 09:00h, nas instalações do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os candidatos deverão comparecer na Recepção Administrativa do Hospital a fim de serem encaminhados para o local exato da entrevista (sala de reunião da Diretoria).

Recomenda-se que os candidatos apresentem no dia da entrevista documentação hábil para comprovar experiência profissional alegada em currículo.

CANDIDATOS HABILITADOS NA 2ª FASE

 

Cargo: ENFERMEIRA DO TRABALHO

PONTUAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

NOME

PORT.

MAT.

ESPEC

REDA.

TOTAL

CLASSF.

Marcelle de Jesus Oliveira

9

7

7

9

32

1

Alana Janine Bonfim de Santana

10

7

6

8

31

2

Patrícia Santana Ribeiro

8

8

6

7

29

3

 Jornalista: Andréa Sued Assessora de Comunicação do HRSAJ

Comente agora
28
Set
MALAFAIA ACUSA MARINA DE 'DISSIMULAÇÃO' E ROMPE
Postado por: Bruna Leal - DRT 6522 / 17:51h

O pastor Silas Malafaia, o mais pop dos pregadores da Assembleia de Deus, acusou a presidenciável Marina Silva (PV) de "dissimular" suas ideias sobre a liberação do aborto e da maconha e, nesta segunda-feira (27), anunciou apoio a José Serra (PSDB). Ele era o principal líder evangélico a declarar voto na candidata verde, seguidora da Assembleia de Deus. A mudança foi comemorada pelos tucanos, que contam com discursos a favor de Serra nos programas de TV do pastor. Em carta enviada a fieis, ele chamou a senadora de "pessoa que se diz cristã" e a condenou por defender um plebiscito sobre os dois temas polêmicos. "O que esta mulher tem a falar sobre plebiscito? Desce do muro, minha filha! O cristão tem que dizer a que veio, senão boto chumbo na hora", disse o pastor em entrevista à Folha de S. Paulo. A carta foi concluída com um ataque ao PT: "Infelizmente, Marina não nega suas raízes petistas". Malafaia se indispôs com o PT ao recomendar os fieis a assistirem a um vídeo que os aconselha a não votar em petistas. Fonte: G1

2 comentários
28
Set
Suco de laranja ajuda a diminuir o colesterol ruim, aponta pesquisa brasileira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:41h

Uma série de estudos feitos pelo Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara demonstrou que a ingestão de 500 ml do suco de laranja pode diminuir em até 15% os níveis do LDL. Além disso, quando associado a uma rotina de caminhadas (50 minutos, no mínimo, 3 vezes por semana) os níveis do colesterol bom também aumentavam.

“Outro ponto bastante importante observado foi que, ao contrário de outros estudos feitos nos EUA, a ingestão do suco de laranja – sem açúcar, claro – não aumentou os níveis de triglicérides e, portanto, não contribui para o aumento do peso nem da gordura corporal”, explica Nancy Preising Aptekmann, uma das autoras do estudo feito com a equipe de Thais Borges César, outra pesquisadora envolvida na pesquisa.

Aumento do colesterol bom, diminuição do colesterol ruim

O estudo de Aptekmann acompanhou um grupo de mulheres com sobrepeso e, no início do estudo, sedentárias durante 90 dias. As participantes não alteraram seus hábitos alimentares, apenas ingeriram o suco de laranja e se engajaram em rotinas de caminhadas (um exercício considerado moderado).

“O colesterol bom teve aumento de 18%, aproximadamente, e o LDL – colesterol ruim – diminuiu em torno de 15%. O estudo foi feito com o suco de lata concentrado, mas os resultados podem ser similares ao suco in natura [feito com a fruta]”, diz Aptekmann.

A hipótese, de acordo com a pesquisadora, é que os flavonoides presentes no suco de laranja são os principais agentes dessa alteração, para melhor, dos níveis do colesterol. “Os flavonoides são substâncias encontradas nos vinhos e sucos de uva também. Mas no caso dos sucos concentrados, os níveis são bastante altos, principalmente por conta do processo, que inclui as cascas da fruta na moagem. Nos sucos naturais, é bom lembrar, esses flavonoides também são observados. A vantagem do suco feito com a fruta é a praticidade e o custo muito menor”, afirma.

Exercícios complementam a ação protetora na saúde

Outro estudo feito por Aptekmann e Thaís César foi feito sem que os participantes fizessem nenhum tipo de exercício e também não alterassem a dieta. A quantidade ingerida, entretanto, foi maior: 750 ml diários.

“Esse outro estudo mostrou que o suco, sozinho, tem um poder protetor limitado, mas ainda assim, benéfico. Os níveis de colesterol totais diminuíram em torno de 10%. E tanto homens quanto mulheres mostraram, novamente, uma redução do LDL em aproximadamente 15%. O ponto negativo foi quanto ao HDL, que ficou praticamente constante”, diz.

Uma rotina de atividades físicas moderadas, como já se sabe, é boa para a saúde em termos gerais. E caso seu foco seja a diminuição do colesterol ruim, os exercícios – como ficou comprovado pelas pesquisadoras – podem aumentar ainda mais a eficácia da atuação dos flavonoides contidos no suco de laranja.

“Essa, até o momento, foi a combinação mais saudável observada nos nossos estudos sobre o tema. Agora, estamos finalizando outro estudo que observou os funcionários de uma empresa que colhem os frutos – e que também ingeriam o suco de laranja em suas refeições – e que acompanhamos durante dois anos. Os resultados também são animadores”, finaliza Aptekmann. Band

Comente agora
28
Set
S.FÉLIX COM MELHOR ÍNDICE NA ÁREA DA SAÚDE
Postado por: Ney Bacceli - DRT 6113 / 17:40h

São Félix é o município baiano com melhor índice de desenvolvimento social na área de saúde, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan). No estudo recém-divulgado, o município histórico obteve 0,8385, um alto índice de desenvolvimento no quesito saúde. Essa conquista ganha ainda mais relevo por tratar-se de uma cidade pobre situada fora da Região Metropolitana de Salvador, mais precisamente no Recôncavo baiano, e com população inferior a 15 mil habitantes. Segundo matéria publicada no jornal A Tarde, a localidade deve o resultado à melhoria da qualidade de vida da população a partir de investimentos públicos na prevenção de doenças. O bom desempenho de São Félix na área de saúde ressalta o importante trabalho de prevenção que tem sido feito ao longo dos anos por sucessivas administrações, com programas eficientes e bem estruturados para prevenção das doenças com maior prevalência, a exemplo da hipertensão e diabetes, e para a população com faixa etária que mais necessita de atenção especial - como os idosos, que contam o Centro de Integração e Prevenção à Saúde do Idoso (Cips). Outro ponto positivo é o bom funcionamento do Hospital Nossa Senhora da Pompeia, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de São Félix. A unidade presta atendimento amplo e resolutivo à população local, bem como cidades do Recôncavo como Cachoeira, Maragojipe, Cruz das Almas, Muritiba, Governador Mangabeira e Cabaceiras do Paraguaçu. 

Comente agora
28
Set
Confira vagas de emprego do SIMM e do SineBahia para amanhã
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:28h

O SineBahia e o SIMM divulgaram as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (21). No caso do SineBahia, os candidatos interessados devem se dirigir à unidade central, situada na avenida ACM nº 3359 - Ed. Torres do Iguatemi, ou aos postos do SAC. As senhas começam a ser distribuídas a partir das 6h30. Já para as vagas do SIMM, os candidatos devem ir até uma das unidades: Rua Miguel Calmon, nº 382, no Comércio; Praça da Mangueira, nº 84, no Cabula VI; Estrada do Coqueiro Grande, nº 1902, em Fazenda Grande II; ou na Rua Abelardo Andrade de Carvalho, nº 141, anexo ao colégio municipal Imeja, na Boca do Rio. É imprescindível portar CTPS, RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade. No SIMM, o atendimento é feito através do sistema de senhas, que são distribuídas a partir das 6h30. As vagas podem ser preenchidas ao longo do dia.

SIMM

Depiladora
Ensino fundamental, três meses de experiência, curso na área.
04 vagas

Manicure
Ensino fundamental, três meses de experiência.
03 vagas

Jardineiro
Ensino médio, seis meses de experiência.
02 vagas

Garçom
Ensino médio, três meses de experiência por comprovação.
02 vagas

Barman
Ensino médio, três meses de experiência por comprovação.
02 vagas

Confeiteiro
Ensino médio inc., seis meses de experiência.
02 vagas

Chapista de lanchonete
Ensino médio, seis meses de experiência.
02 vagas

Tosador de animais
Ensino médio, seis meses de experiência
01 vaga

Auxiliar de veterinário
Ensino médio, seis meses de experiência.
01 vaga

Cabeleireiro
Ensino médio, seis meses de experiência, curso na área.
01 vaga

Costureira de máquinas industriais
Ensino fundamental inc., seis meses de experiência.
01 vaga

Mecânico de refrigeração
Ensino médio, três meses de experiência, habilitação AB.
01 vaga

Supervisor comercial
Ensino médio, seis meses de experiência, residir no Cabula ou imediações.
01 vaga

Auxiliar de manutenção predial
Ensino fundamental, três meses de experiência por comprovação.
01 vaga

Técnico em máquina de lavar
Ensino médio, seis meses de experiência, habilitação AB.
01 vaga

Auxiliar de vidraceiro 
Ensino médio, três meses de experiência.
01 vaga

Auxiliar de mecânicos de autos 
Ensino médio, seis meses de experiência.
04 vagas

Funileiro de veículos 
Ensino médio, seis meses de experiência.
03 vagas

Marceneiro 
Ensino fundamental, seis meses de experiência.
06 vagas

Auxiliar de elétrica e hidráulica – vaga para pessoas com deficiência 
Ensino fundamental inc., não exige experiência.
10 vagas

SineBahia

Açougueiro
Orientar equipe de auxiliares sobre os procedimentos do setor
Ensino médio incompleto / Atendimento ao cliente
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Ajudante de açougueiro
Preenchimento do quadro masculino
Ensino médio incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Ajudante de armador de ferros
Ensino fundamental incompleto 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Ajudante de padeiro
Auxiliar na fabricação de pães/tortas etc.
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Armador de ferros
Ensino fundamental incompleto 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Artífice de manutenção
Serviços de Elétrica/hidráulica/carpintaria etc
Ensino médio completo / curso em elétrica
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Auxiliar de depósito 
Conferir e embalar mercadorias
Ensino fundamental completo 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
06 vagas

Auxiliar de depósito
Descarregar caminhão / arrumar depósito
Ensino fundamental / Residir em Lauro de Freitas
Não exige experiência
05 vagas

Auxiliar de linha de produção
Organizar materiais / realizar limpeza e conservação dos mesmos
Ensino médio completo / Trabalho noturno / masculino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
15 vagas

Auxiliar de manutenção predial
Ensino fundamental completo / Ter curso 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Babá
Ensino fundamental / dormir no local de trabalho 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Camareira de Hotel
Controle de leito/distribuição de enxoval
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
04 vagas

Capoteiro
Corte e costura de estofados
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Chaveiro
Conserto de fechaduras/ confecção de cópia de chaves etc.
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Chefe de serviço de limpeza
Supervisão da equipe de higienização
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Cumim
Trabalhar no eixo Rio Vermelho - Amaralina
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 03 meses na carteira
05 vagas

Empregado doméstico nos serviços gerais
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Encanador industrial
Disponibilidade para residir em Santa Luz
Ensino fundamental completo /masculino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
08 vagas

Estágio para Ciências Contábeis
Ensino superior incompleto / informática básica
Não exige experiência
01 vaga

Estágio para Corretor de imóveis
Básico de informática
Curso técnico em transações imobiliárias
Não exige experiência
20 vagas

Estágio para Secretariado executivo
Residir em Lauro de Freitas ou proximidades
Cursando Secretariado / a partir do 4º semestre
Não exige experiência
01 vaga

Estofador de móveis 
Preenchimento do quadro masculino
Ensino fundamental incompleto 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Ferramenteiro
Disponibilidade para residir em Santa Luz
Ensino fundamental completo /masculino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Helpdesk
Suporte técnico ao cliente / a partir do 6º semestre
Superior incompleto em Ciências da Computação 
Experiência mínima de 03 meses em carteira
02 vagas

Instalador de antenas de televisão
Instalação de TV digital e TV a Cabo
Ensino fundamental / Residir próximo a Lauro de Freitas
Experiência mínima de 06 meses na função
02 vagas

Instalador de insulfilm
Plotagem /Adesivos em PVC/instalação de faixas e letreiros
Ensino fundamental completo 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Instalador de toldos
Instalar toldos de fachada
Ensino fundamental incompleto 
Experiência mínima de 06 meses na função
06 vagas

Instrumentista de precisão
Disponibilidade para residir em Santa Luz – BA por 01 ano
Ensino fundamental completo 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Joalheiro ourives
Fabricar e reparar jóias
Ensino médio / horário de shopping
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Lixador de peças de metal
Disponibilidade para residir em Santa Luz - Ba/ 01 ano
Ensino fundamental completo / masculino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
06 vagas

Mecânico ferramenteiro
Disponibilidade para residir em Santa Luz
Ensino fundamental completo /masculino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
07 vagas

Mecânico de máquinas pesadas
Manutenção de retro-escavadeira /empilhadeiras etc
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico de motocicletas
Ensino médio completo 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico de refrigeração
Ensino médio completo / curso
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Mecânico de refrigeração
Refrigeração em ambiente hospitalar 
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Montador de móveis de madeira
Vagas para Salvador e Lauro de Freitas
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
37 vagas

Operador de empilhadeira
Trabalhar com armazenamento de materiais
Ensino médio completo / Temporário
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Operador de telemarketing
Imprescindível conhecimento em informática
Ensino médio completo
Não exige experiência
130 vagas

Operador de telemarketing 
Ensino médio completo / informática
Não exige experiência
10 vagas

Padeiro confeiteiro
Fabricação de pães/tortas e salgados
Ensino médio completo 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Pedreiro de acabamento
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
15 vagas

Pizzaiolo
Trabalhar em Lauro de Freitas / Buraquinho
Ensino médio incompleto 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Promotor de vendas
Vivência em vendas / informática
Ensino médio completo / disponibilidade de horário
Experiência mínima de 06 meses em carteira
25 vagas

Promotor de vendas especializado
Realizar vendas de transporte aéreo especializado
Ensino superior completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Recepcionista bilíngüe 
Inglês avançado / disponibilidade de horário
Ensino médio completo 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Relojoeiro
Disponibilidade para trabalhar em Shopping
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Supervisor de telemarketing
Monitoramento / resultados e gestão de equipe
Ensino superior incompleto / Excel
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Técnico de manutenção elétrica de máquina
Máquinas e ferramentas elétricas (Black@Decker)
Ensino médio completo 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Técnico de refrigeração
Assistência técnica em aparelhos de refrigeração
Ensino fundamental completo 
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Técnico em TV a cabo (VSAT)
Disponível para viagens /Instalar antenas VSAT
Ensino médio completo /masculino /CNH B
Experiência mínima de 06 meses em carteira
10 vagas

Vendedor de serviços
Realizar vendas de toldos e coberturas
Ensino fundamental / conhecimento em medidas 
Experiência mínima de 06 meses na função
06 vagas

Zelador
Limpeza e conservação do campus universitário
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Comente agora
28
Set
VÍDEO: MANIFESTAÇÃO EM FRENTE A DELEGACIA E FÓRUM DE SANTO ANTÔNIO EXIGE JUSTIÇA - 2ª PARTE
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 17:07h

 VÍDEO: REVOLTA CONTRA O DUPLO HOMICÍDIO

Matéria Vídeo: Humberto Carlos

Texto e Imagens: 'Voz da Bahia' Marcus Augusto

Aconteceu na manhã de hoje (28) um protesto em frente ao Fórum Wilde Oliveira Lima e Complexo Policial de Santo Antônio de Jesus, os manifestantes exigiam justiça, no crime que ocorreu em 2 de outubro de 2009, ou seja, faz um ano do duplo homicídio com os irmãos: Maria Aparecida Jesus da Silva e Joselito Souza dos Santos. Os manifestantes se aglomeravam com cartazes e gritavam palavras de ordem repetidas vezes, eles ainda culpam a fragilidade e lentidão da justiça por deixar o acusado do crime Givanildo Teles Malta, 21 anos ainda em liberdade.

Lembrar o caso:

Givanildo Teles Malta, a época 20 anos, conhecido como Nildo, acusado de ser o autor do homicídio que  vitimou, por motivo fútil,  Maria Aparecida de Jesus Silva e Joselito Pereira dos Santos, ocorrido no Bairro da Salgadeira.  Com passagens pela polícia, suspeito de vários assaltos em Santo Antônio e na Ilha de Itaparica, Givanildo deveria ser submetido pelo menos ao Júri Popular, o que até o momento não ocorreu.

A pergunta ficou no ar: "O QUE FAZ UM DUPLO HOMICÍDIO CAIR NO ESQUECIMENTO?"

 

Um comentário
28
Set
Escritório Regional da JUCEB é o 5º do Estado em volume de processos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:32h

Instalado em Santo Antonio de Jesus desde 1998, o Escritório Regional da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) é o 5º do Estado em volume de processos. O escritório foi articulado pelas Entidades Empresariais: Associação Comercial e Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato Patronal do Comércio Varejista e, por isso funciona dentro do Espaço Empresarial. 

A unidade de Santo Antonio de Jesus se destaca pela presença de um julgador e outros três triadores, responsáveis pela celeridade da abertura dos processos e de todos os outros procedimentos, através de um atendimento personalizado. 

 No escritório de Santo Antonio de Jesus os processos de abertura de empresas levam em média duas horas para serem concluídos, enquanto em outros postos, como a própria capital, o mesmo processo pode levar uma semana para ser executado.

 Esta agilidade nos processos justifica o volume de empresas que procuram a unidade para efetuar os procedimentos necessários para a abertura oficial de uma nova empresa atraindo um público local e regional num raio de 21 cidades e atendendo a 114 contabilidades. 

De acordo com o último balanço do escritório divulgado em reunião de diretoria das Entidades Empresariais, foram abertas no último semestre na região 507 empresas. Deste total, 166 apenas na cidade de Santo Antonio de Jesus, o que representa mensalmente uma média de 45% do volume de processos e procedimentos realizados na unidade.

 Sempre procurada para a abertura de empresas e outros procedimentos menores como cópias de documentos, o escritório da JUCEB é responsável também pela autenticação do Livro Diário de Balanço das empresas que deve ser feito anualmente e é obrigatório pela Receita Federal e pela Secretaria da Fazenda Estadual. Empresas que não fazem a autenticação obrigatória estão passíveis de multa por parte do órgão fiscalizador e, impedidas de participarem de processos licitatórios.

 Maiores informações: (75)3632-8828/3632-8800. Se informe com a sua contabilidade! 

  • Aloma Brito
  • Assessoria de Comunicação
  • ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ
Comente agora
28
Set
Processo seletivo Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus Confira os classificados para prova de: AUXILIAR DE FARMÁCIA
Postado por: Marcus / 16:11h

A Comissão de Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal, resolve divulgar a lista com os nomes dos candidatos habilitados na 1º Fase (Avaliação Curricular) do cargo de AUXILIAR DE FARMÁCIA, bem como resolve convocar os respectivos candidatos para realizarem as provas de português, matemática, conhecimentos específicos e redação (2ª fase), na data designada abaixo.

As provas serão aplicadas no período de 29 de setembro do ano corrente, a partir das 14:30h (TURNO VESPERTINO), nas instalações do Hospital. Posteriormente, os candidatos que obtiverem êxito na 2ª Fase do Processo Seletivo, serão convocados para entrevista com o encarregado do respectivo setor.

 CANDIDATOS HABILITADOS NA 1ª FASE

 

Candidato classificados

 

Cargo de Aux Administrativo - Aux Farmacia

 

Nome

Ana Rita Ferreira dos Santos

Antonio Goncalves Nunes

Arivaldo Moises de Souza

Berenice de Argolo Souza

Deusa das Virgens dos Santos

Ênio Daniel Machado Costa

Hilária Alves de Oliveira

Jéssica Andressa Barbosa Tavares

Lidiane Santana Souza

Márcia Lais da silva Cerqueira

Neuza Maria dos Santos Almeida

Patricia Silva Queiroz Almeida 

 

Data da realização das provas:

Data:

Turno:

Cargo:

29/09/11 (quinta-feira)

Vespertino – início às 14:30h

Auxiliar de Farmácia

 As inscrições estão encerradas.

 

Andréa Sued DRT 2055/ Assessora de Comunicação do HRSAJ

Comente agora
28
Set
HRSAJ - confira a lista dos classificados para a próxima fase: Fisioterapeuta, Aux de Cozinha, Cozinheiro e Enfermeira do Trabalho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:06h

O Presidente da Comissão de Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal, nos usos de suas atribuições, torna público o resultado da 2º Fase do Processo Seletivo (2011.2) do cargo deFISIOTERAPEUTA, composto de provas de português, matemática, conhecimentos específicos e redação e convoca paraENTREVISTA com a encarregada do Setor, a ser realizada no dia 30/09/11 (sexta-feira), às 09:00h, nas instalações do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os candidatos deverão comparecer na Recepção Administrativa do Hospital a fim de serem encaminhados para o local exato da entrevista (sala de reunião da Diretoria).


Cargo: Fisioterapeuta

PONTUAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

NOME

PORT.

MAT.

ESPEC

REDA.

TOTAL

CLASSF.

Mateus de Brito Nogueira

10

9

5

8,8

32,8

1

Taísa Maria Santos Brito

9

10

5

7

31

2

Adriano Roque Silva

6

10

7

5,4

28,4

3

Lorena Martins da Silva Oliveira

9

6

5

7

27

4

Andréa Marcella Nascimento Silva

10

6

5

5,8

26,8

5

 

 CANDIDATOS HABILITADOS NA 2º FASE

Cargo: Aux. de Cozinha

PONTUAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

NOME

PORT.

MAT.

ESPEC

REDA.

TOTAL

CLASSF.

Miralva Freitas dos Santos

9

9

9

8

35

1

Neide Vitório dos Santos

10

7

8

6,5

31,5

2

Alexandro dos Santos de Jesus

8

5

9,5

7

29,5

3

Cleidiana da Cruz Santos

8

6

9

6

29

4

Maria de Fátima de Jesus Santos

7

7

8,5

5,5

28

5

Rosana Silva Rosa

7

6

7

7

27

6

Jorge Nascimento de Jesus

6

5

9

6

26

7

Adriana de Jesus Santos

5

5

6,5

6,5

23

8

               

Cargo: Cozinheiro

PONTUAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

NOME

PORT.

MAT.

ESPEC

REDA.

TOTAL

CLASSF.

Rita de Cassia Guimarães Alvarenga

9

8

9,5

8

34,5

1

Noenia Caetano dos Santos

8

6

7

7

28

2

Evanilda Ribeiro dos Santos

9

6

5

6

26

3

 PROCESSO SELETIVO - 

O Presidente da Comissão de Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal, nos usos de suas atribuições, torna público o resultado da 2º Fase do Processo Seletivo (2011.2) do cargo de ENFERMEIRA DO TRABALHO, composto de provas de português, matemática, conhecimentos específicos e redação e convoca para ENTREVISTA, a ser realizada no dia 29/09/11 (quinta-feira), às 09:00h, nas instalações do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os candidatos deverão comparecer na Recepção Administrativa do Hospital a fim de serem encaminhados para o local exato da entrevista (sala de reunião da Diretoria).

Recomenda-se que os candidatos apresentem no dia da entrevista documentação hábil para comprovar experiência profissional alegada em currículo.

CANDIDATOS HABILITADOS NA 2ª FASE 

Cargo: ENFERMEIRA DO TRABALHO

PONTUAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

NOME

PORT.

MAT.

ESPEC

REDA.

TOTAL

CLASSF.

Marcelle de Jesus Oliveira

9

7

7

9

32

1

Alana Janine Bonfim de Santana

10

7

6

8

31

2

Patrícia Santana Ribeiro

8

8

6

7

29

3

Jornalista: Andréa Sued Assessora de Comunicação do HRSAJ

Comente agora
28
Set
Viúva tem direito à moradia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:18h

Se duas pessoas são casadas em qualquer regime de bens ou vivem em união estável e uma delas morre, a outra tem, por direito, a segurança de continuar vivendo no imóvel em que residia o casal, desde que o patrimônio seja o único a ser objeto de processo de inventário. Esse foi o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao rejeitar o recurso especial de quatro herdeiras que travam briga judicial a fim de retirar a segunda esposa do pai, já falecido, de um apartamento no Plano Piloto, área nobre de Brasília. O imóvel era dos pais das herdeiras. A mãe faleceu em 1981 e foi transferida às quatro filhas a parte dela. O pai casou de novo em regime de separação obrigatória de bens, em 1989. A madrasta passou a morar com ele no apartamento. Em 1999, o pai morreu e as filhas do primeiro casamento herdaram a outra metade do imóvel. Em 2002, as quatro herdeiras ajuizaram ação de reintegração de posse contra a viúva do pai, visando retirá-la da posse do imóvel. Em primeiro grau, o pedido foi indeferido. A sentença afirmou que o artigo 1.831 do Código Civil outorga ao cônjuge sobrevivente o direito real de habitação sobre o imóvel da família, desde que ele seja o único a inventariar. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DF) manteve o entendimento da sentença. Inconformadas, as herdeiras recorreram no STJ alegando que a segunda esposa do pai não teria direito real de habitação sobre o imóvel, porque era casada sob o regime de separação total de bens. O pedido, no entanto, foi rejeitado com base no Código Civil de 2002 que, em seu artigo 1.831, “garante ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens e sem prejuízo do que lhe caiba por herança, o direito real de habitação sobre o imóvel destinado à residência da família, desde que ele seja o único a ser inventariado”. Antes, porém, do novo código, a Lei nº 9.278/1996 já havia conferido direito equivalente às pessoas ligadas pela união estável. (com informações do Jornal do Comércio)

Comente agora
28
Set
VÍTIMA FATAL EM ACIDENTE GRAVE COM MOTO NO 'ALTO DO MORRO'
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 15:13h

A polícia informou ao 'Voz da Bahia' que na localidade do Alto do Morro, zona rural de Santo Antônio de Jesus, Gilmário de Jesus Santos, 26 anos, que residia na Fazenda Comum do Rio da Dona, ao conduzir sua moto CG 125 FAN, p.p. JQO-9417, chocou-se com um poste de iluminação pública, e em virtude dos graves ferimentos Gilmário não resistiu e foi a óbito no local.

2 comentários
28
Set
TIRA-DÚVIDA: Os votos nulos ou brancos interferem no resultado de uma eleição?
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 13:31h

No resultado das eleições não, porque os votos brancos ou nulos não fazem mais parte dos cálculos eleitorais.

Entretanto, é importante considerar que esses votos contribuem para a menor legitimidade de uma eleição. Isso implica dizer que, em uma eleição, seja ela majoritária ou proporcional, quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para que um candidato seja eleito.

Fica determinado que haverá novas eleições quando o número de votos anulados corresponder a mais de 50% dos votos inicialmente válidos. Isso poderá ocorrer por decisão judicial nos seguintes casos: 1º) de candidatos inelegíveis ou com registro indeferido; ou 2º) de fraude, coação, corrupção eleitoral (captação ilícita desufrágio), abuso de poder econômico ou de autoridade

Comente agora
28
Set
MANIFESTAÇÃO EM FRENTE A DELEGACIA E FÓRUM DE SANTO ANTÔNIO EXIGE JUSTIÇA - 1ª PARTE
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 12:34h

Aconteceu na manhã de hoje (28) um protesto em frente ao Fórum Wilde Oliveira Lima e Complexo Policial de Santo Antônio de Jesus, os manifestantes exigiam justiça, no crime que ocorreu em 2 de outubro de 2009, ou seja, faz um ano do duplo homicídio com os irmãos: Maria Aparecida Jesus da Silva e Joselito Souza dos Santos. Os manifestantes se aglomeravam com cartazes e gritavam palavras de ordem repetidas vezes, eles ainda culpam a fragilidade e lentidão da justiça por deixar o acusado do crime Givanildo Teles Malta, 21 anos ainda em liberdade.

Lembrar o caso:

Givanildo Teles Malta, a época 20 anos, conhecido como Nildo, acusado de ser o autor do homicídio que  vitimou, por motivo fútil,  Maria Aparecida de Jesus Silva e Joselito Pereira dos Santos, ocorrido no Bairro da Salgadeira.  Com passagens pela polícia, suspeito de vários assaltos em Santo Antônio e na Ilha de Itaparica, Givanildo deveria ser submetido pelo menos ao Júri Popular, o que até o momento não ocorreu.

A pergunta ficou no ar: "O QUE FAZ UM DUPLO HOMICÍDIO CAIR NO ESQUECIMENTO?"

REPORTAGEM e FOTOS: 'Voz da Bahia' Marcus Augusto

Comente agora
28
Set
Atleta traz mais uma medalha para Santo Antônio de Jesus.
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 11:01h

Mais uma vez o corredor José Vedson de Jesus se destacou em competições fora da cidade e trouxe um título para Santo Antônio de Jesus, com o apoio da Superintendência de Cultura, Esporte e Lazer.

O atleta ficou em terceiro lugar na 5 ª Corrida e Caminhada Solidária Supermercado Cardoso, em Jequié, neste domingo (26), com um tempo de 35 minutos. Mais de 400 atletas participaram do evento esportivo.

Vedson já corre há cerca de 8 anos e só em 2010,  participou de mais de 15 corridas, sempre trazendo conquistas para o município.

'No mês passado participei da Corrida dos Correios em Salvador e consegui a 2ª colocação", revelou o atleta, que aproveitou para anunciar seu próximo desafio. "Minha próxima competição será dia 10 de outubro, em Salvador. Vou participar da Corrida de Revezamento da Braskem".

Ainda segundo Vedson, o apoio da administração municipal é essencial para seu destaque como atleta. "Através da superintendência de esporte que consigo viajar para participar das corridas, levando o nome de minha cidade e estimulando outras pessoas a praticar esporte", destacou o corredor que também agradeceu ao comércio local pelo apoio.

Um comentário
28
Set
Microrregião de Santo Antônio foi beneficiada com mais leitos de UTI e 17 ambulâncias para o SAMU
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 10:54h

A população da microrregião de Santo Antônio de Jesus está contando com mais de 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ). O secretário de Saúde Jorge Solla, esteve presente (28) por volta das 9h, na unidade hospitalar, acompanhado dos prefeitos: Euvaldo Rosa - Santo Antônio de Jesus; Valmir Sampaio - Amargosa; Orlando Peixoto - Cruz das Almas; Radaman Barreto - Varzedo; Milton Rabelo - Nazaré das Farinhas; Silvio Ataliba - Maragojipe e Domingas Souza da Paixão - Governador Mangabeira, onde foram entregues a população à ampliação do número de leitos de UTI. Na oportunidade, o secretário entregou também 17 ambulâncias de suporte básico, para compor o SAMU Regional das microrregiões de Santo Antônio de Jesus/Cruz das Almas e que vai beneficiar uma população estimada em 670mil habitantes, de 31 municípios.

As novas ambulâncias do Samu Regional vão atender à população dos municípios de Amargosa, Castro Alves, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Laje, Maragojipe, Milagres, Mutuípe, Nazaré das Farinhas, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Jiquiriçá, Ubaira e Varzedo, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição da Feira, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Itatim, Jaguaribe, Muniz Ferreira, Nova Itarana, Salinas das Margaridas e São Miguel das Matas.

REPORTAGEM E FOTOS: 'Voz da Bahia' Marcus Augusto

Comente agora
28
Set
Colégio Novo Espaço completa 20 anos
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 07:33h

O Colégio Novo Espaço completa 20 anos de ensino na cidade de Santo Antônio de Jesus. Na entrevista conversamos com Norma Lúcia Assis, diretora e fundadora do Colégio.

Assista ao Vídeo, Prof. Norma Assís:

REPORTAGEM: 'Voz da Bahia' Marcus Augusto

 

Comente agora
28
Set
Morreu humorista baiano que fazia Bertoldo Brecha
Postado por: Joselito Fróes - DRT 2989 / 06:12h

O humorista Juvemário de Oliveira Tupinambá, o Bertoldo Brecha, da Escolinha do Professor Raimundo, da TV Globo, morreu na manhã de hoje no Rio de Janeiro, natural de Nazaré das Farinhas na Bahia. O falecimento de Mário Tupinambá, como era conhecido, foi confirmado pela assessoria de imprensa do Hospital São Lucas, em Copacabana, onde ele estava internado desde 8 de agosto. O ator, que sofria de insuficiência cardíaca e diabetes, morreu em decorrência de um choque cardiogênico.

Entre os bordões imortalizados pelo seu personagem mais conhecido, Bertoldo Brecha - criado em homenagem ao dramaturgo Bertolt Brecht -, estão o Veeeenha! e o Camarão é a mãe. Ele também foi redator humorístico, tendo trabalhado em diversos programas televisivos, com Chico Anysio Show.

Um comentário
28
Set
DATAFOLHA: AUMENTA A CHANCE DE HAVER 2° TURNO
Postado por: Joselito Fróes - DRT 2989 / 06:04h

Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (28), a seis dias da eleição, aponta que a soma dos demais candidatos à Presidência está apenas 2 pontos menor que a intenção de votos obtida pela petista Dilma Rousseff. Desta forma, é grande a chance de haver segundo turno na corrida presidencial. O levantamento, que foi às ruas nesta segunda-feira, aponta que Dilma perde votos em todos os estratos da população. Considerados apenas os votos validos, como calcula o TSE, Dilma perdeu 3% nos últimos cinco dias (54% para 51%). O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, oscilou positivamente, de 31% para 32%. Marina Silva, do PV, também cresceu, para 16%, ante os 14% que tinha na última pesquisa, realizada entre os dias 21 e 22 de setembro. As informações são do G1.

Um comentário
28
Set
CONGRESSO DISCUTE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 05:54h

O Conselho Brasileiro de Oftomologia (CBO) realizará em Salvador, entre esta quarta-feira (29) e o próximo sábado (2), o 19º Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. O evento reunirá no Centro de Convenções da capital baiana, 5 mil profissionais, entre eles conferencistas internacionais. A entidade é responsável pela realização de ações de prevenção de doenças oftalmológicas em várias regiões do país, inclusive na Bahia.

Comente agora
28
Set
BNDES abre concurso público para cadastro de reserva
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:11h

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu concurso para formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os cargos de nível superior são de profissionais básicos com formações em administração, análise de sistemas - desenvolvimento, contabilidade, comunicação social e economia. O salário é de R$ 8.423,86 para jornada de trabalho de 35 horas semanais. Eventualmente, poderá haver a necessidade de o trabalho ser realizado em finais de semana e/ou feriados. O de nível médio é de técnico de arquivo. O salário é de R$ 2.683,83 para jornada de trabalho de 35 horas semanais. Eventualmente poderá haver a necessidade de o trabalho ser realizado em finais de semana e/ou feriados. A seleção pública se destina a selecionar candidatos para vagas futuras no município do Rio de Janeiro. Entretanto, de acordo com as necessidades de serviço, o candidato poderá ser lotado em unidade localizada em qualquer outra cidade onde o BNDES atue ou venha a atuar, inclusive no exterior. Exige-se dos candidatos ao cargo de profissional básico a disponibilidade para realizar viagens a serviço, no país ou no exterior. As relações de trabalho serão regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Serão classificados para cada cargo ou cargo/formação o quantitativo máximo de candidatos: 70 para administração, 40 para análise de sistemas – desenvolvimento, 70 para contabilidade, 10 para comunicação social, 50 para economia e 30 para técnico de arquivo. As inscrições devem ser feitas de 28 de setembro a 16 de outubro pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 64 para nível superior e de R$ 35 para nível médio. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo idioma espanhol ou inglês. Caso não haja especificação correta do idioma, fica estabelecido que o candidato fará a prova de inglês. Para profissional básico a seleção será feita através da aplicação de provas objetivas e discursiva. Para técnico de arquivo a seleção será feita através da aplicação de provas objetivas e prova de redação. As provas serão realizadas em Belém, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, no dia 27 de novembro. As provas para o cargo de nível superior serão realizadas em dois turnos. As provas objetivas serão realizadas no turno da manhã e terão a duração de 4 horas e a prova discursiva será realizada no turno da tarde e terá a duração de 2 horas.  As provas objetivas e prova de redação para o cargo de nível médio serão realizadas em um turno e terão a duração de 4 horas. As informações são do G1.

Comente agora
27
Set
Pela 1a. vez, STF manda um parlamentar para a cadeia
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 23:13h

Pela primeira vez na história, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta segunda-feira um parlamentar à prisão. O deputado federal José Fuscaldi Cesílio, conhecido por Tatico (PTB-GO), foi sentenciado a 7 anos de reclusão, em regime inicialmente semi-aberto, mais o pagamento de multa no valor de R$ 6 mil reais.

Ele não terá o direito de ter a pena substituída por serviços à comunidade. Com a pena, ele perderá também o cargo de deputado e ficará inelegível por 8 anos. Caberá ao Congresso Nacional tomar essa atitude. Atualmente, Tatico é candidato a deputado federal por Minas Gerais.

O deputado federal foi condenado por apropriação indébita previdenciária e por sonegação de contribuição previdenciária. A empresa dele, a Curtume Progresso Indústria e Comércio Ltda., deixou de pagar à Previdência Social o valor de R$ 259.574,72, em valores de 2002.

Ele também escondeu da Previdência R$ 618.587,16 em salários dos empregados para deixar de pagar impostos. Com a condenação definitiva, os valores deverão ser pagos aos cofres públicos.

Um comentário
27
Set
Leonel Cafezeiro é contrário à terceirização da gestão de saúde
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 22:47h

O candidato a deputado estadual, Leonel Cafezeiro (PSDB), disse durante sua participação no debate da UFRB, que é contrário a terceirização da gestão de saúde e aludiu ao caso do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ) que é administrado por uma organização social de interesse público (Osip) através de contrato com o Governo do Estado. Para Cafezeiro, o Estado precisaria gerir a saúde e estabelecer a reestruturação do setor com melhor investimento e garantindo a permanência dos médicos no serviço público.
Leonel Cafezeiro esclareceu que quando citou a proliferação das Unidades de Saúde da Família como causa da desestruturação do setor de saúde, se referia a ser esse o motivo da falta de médicos. "Eu era secretário de saúde e o Governo (do Estado) estimulou que os municípios ampliassem a cobertura de PSF's e cada PSF exige a presença de um médico. Quando eu deixei a Secretaria de Saúde só tinham oito a dez PSF's. Ampliaram para vinte e hoje nós estamos padecendo da ausência de médico em quase todos os PSF's da cidade", afirmou o candidato. (Fonte: A Página do Recôncavo)

Comente agora
27
Set
Companhia Docas do Estado da Bahia abre 30 vagas
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 21:28h

A Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) abriu dois concursos para 30 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 953,72 a R$ 1.573,72, acrescidos de R$ 664,50 de vale-refeição .

 Um dos editais é para 22 vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de assistente técnico administrativo, assistente técnico operacional, técnico de segurança do trabalho, administrador, advogado, contador e economista.

O outro edital oferece 8 vagas de guarda portuário, que exige nível médio. O salário é de R$ 790, acrescido de R$ 316 de adicional de risco e R$ 664,50 de auxílio-refeição.

As inscrições devem ser feitas de 29 de setembro a 19 de outubro pelo site da Fundação Getúlio Vargas A taxa é de R$ 40 para nível médio e de R$ 65 para nível superior. As provas objetivas serão em Salvador, no dia 21 de novembro. As informações são do G1.

Comente agora
27
Set
Foi escolhida a nova diretoria da ACESAJ
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 19:32h

Aconteceu hoje à noite (27) a eleição dos novos membros da diretoria da Associação Comercial de Santo Antonio de Jesus. Uma única chapa havia sido lançada e por aclamação dos seus membros, a nova diretoria para o biênio 2011/2012 será formada por: Genival Deolino Souza  - presidente; Marcelo Coutinho Lemos - vice-presidente; Joel Lessa - 1º diretor-secretário; Herivaldo Nery - 2º diretor-secretário.

Além dos membros da nova diretoria, estavam presentes: Maria Conceição; José Carlos Toneto; Leandro Galvão; Adriano Silva; Vicente de Paula; Marly França; Vivaldo Dantas;  Rubens José de Andrade representando o CDL e Leopoldo Souza representante da FACEMP.

Marcelo Coutinho afirmou: "... Tenho orgulho de passar às mãos de Genival a presidência da ACESAJ, por que sei da sua competência e do seu caráter... ''

O novo presidente eleito, Genival Deolino destacou o trabalho de Marcelo Coutinho e falou que necessitava da união de todos para realizar um bom trabalho: ''... Tenho a honra de receber essa missão para dá continuidade a este trabalho da ACESAJ, espero contar com a união de todos... '', enfatizou Deolino.

A posse da nova diretoria está marcada para o dia 3 de dezembro, data que ocorrerá a festa dos 'Melhores do Ano' evento promovido

 pela Associação Comercial.

Texto e Fotos: 'Voz da Bahia' Marcus Augusto

Click no link abaixo e veja mais fotos:

http://www.vozdabahia.com.br/index/fotos/id-986/fotos_da_elei__o_da_associa__o_comercial___27_09

Um comentário
27
Set
MULHER É ESFAQUEADA EM ZONA RURAL DE SANTO ANTÔNIO
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 17:05h

Eliane Scavello dos Santos, 25 anos, moradora do São Benedito, informou a equipe do 'Voz da Bahia' que ela estava acompanhada do marido numa festa no Bar Muritibinha, Zona Rural de Santo Antônio de Jesus, quando por volta das 22:30h de domingo (26) ela foi golpeada por uma mulher com uma facada na barriga. De acordo com Eliane, ela não tem idéia de quem deferiu o golpe. Ela ainda sente fortes dores. A polícia já está no caso.

REPORTAGEM e FOTO: 'Voz da Bahia'  Marcus Augusto

4 comentários
27
Set
AS AMBULÂNCIAS DO SAMU JÁ SE ENCONTRAM EM SANTO ANTÔNIO
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 16:47h

As ambulâncias já se encontram no pátio do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e amanhã terça-feira (28), às 9h, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) entrega à população da microrregião de Santo Antônio de Jesus, mais 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional, e ainda 17 ambulâncias de suporte básico para compor o Samu Regional também da microrregião de Cruz das Almas, atendendo a aproximadamente 670 mil habitantes de 31 municípios.

As novas ambulâncias do Samu Regional vão atender à população dos municípios de Amargosa, Castro Alves, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Laje, Maragojipe, Milagres, Mutuípe, Nazaré das Farinhas, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Jiquiriçá, Ubaira e Varzedo, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição da Feira, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Itatim, Jaguaribe, Muniz Ferreira, Nova Itarana, Salinas das Margaridas e São Miguel das Matas.

REPORTAGEM e FOTOS: 'Voz da Bahia' Marcus Augusto

4 comentários
27
Set
CURRUPACO: 'PAPAGAIO DO TRÁFICO' É INOCENTADO
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 16:46h

Lorenzo, um papagaio preso por ser acusado de cooperar com o narcotráfico na cidade colombiana de Barranquilla, de acordo com a imprensa local, foi libertado e declarado inocente. O dono do animal, José Giraldo, assegurou que sua ave nunca esteve envolvida com o tráfico de drogas. "Foi uma mentira", indignou-se. Segundo ele, o "louro" está triste e, durante os dias que passou preso, não quis nem comer. Currupaco à parte, segundo autoridades ambientais, a ave era treinada para avisar aos bandidos sobre a presença da polícia. "O papagaio mandava alertas", disse Hollman Oliveira, da Polícia Ambiental. "Podemos dizer que era uma espécie de 'pássaro de guarda'. Lorenzo seria um entre 1,7 mil papagaios treinados pelos traficantes.

Comente agora
27
Set
SineBahia de Salvador divulga 150 vagas para operador de telemarketing
Postado por: Joelia Melo / 14:59h

O SineBahia de Salvador oferece 150 vagas para operador de telemarketing para esta terça-feira (27). Os interessados devem ter boa comunicação, disponibilidade de horário, além de ensino médio completo e conhecimento em informática. 

Quem quiser concorrer a uma das vagas do SineBahia deve ir até a unidade central do Sinebahia, na avenida ACM, nº. 3.359, Edf. Torres do Iguatemi, ou aos postos do SAC, das 8h às 17h. As senhas distribuídas a partir das 6h30.

É necessário levar o número do PIS, PASEP ou NIS; carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Confira as vagas de emprego para esta terça-feira (27) em Salvador:

Açougueiro
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
10 vagas

Ajudante de carga e descarga
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Ajudante de carga e descarga
Descarregar produtos e arrumar estoque
Ensino médio completo
Experiência mínima de 03 meses na função
02 vagas

Ajudante de padeiro
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Analista financeiro
Residir em Simões Filho ou bairros próximos
Ensino superior em Economia
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Arrumador de hotel
Repor material de frigobar e fazer arrumação / temporário
Ensino fundamental completo / Masculino
Não exige experiência
15 vagas

Arte-finalista
Conhecimento em Corel / Photoshop/ Flex
Ensino médio completo / quadro masculino
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Auxiliar de depósito
Vivência com carga/descarga de mercadoria
Ensino médio completo / masculino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
10 vagas

Cabeleireiro
Cortes e procedimentos para tratamento capilar
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Cabeleireiro
Vivência na área de cortes masculinos
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Cabeleireiro
Preenchimento do quadro feminino
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Cabista
Atuar com cabos telefônicos metálicos e ópticos
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
06 vagas

Cabista
Possuir curso de escalada em torre
Ensino fundamental / Instalação de GSM/3G
Experiência mínima de 06 meses em carteira
10 vagas

Caldeireiro
Ensino médio completo /Curso na área
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Carpinteiro auxiliar
Fazer e reformar paletes
Ensino fundamental / trabalhar em Simões Filho
Experiência mínima de 03 meses na função
02 vagas

Chaveiro
Conserto de fechaduras/ confecção de cópia de chaves etc.
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Conferente de carga e descarga
Preenchimento do quadro masculino
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Consultor de vendas
Vendas na área de telefonia móvel
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
05 vagas

Consultor de vendas
Venda de mel de abelha
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
04 vagas

Cortador de roupas
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Costureira de máquinas industriais
Vivência com máquina reta e overloque
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Costureira de máquina reta
Montagem e acabamento de roupas
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Digitador
Preenchimento do quadro feminino
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vagas

Eletrotécnico
Ensino técnico completo / NR10
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Empregada doméstica
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Empregado doméstico arrumador
Noções de cozinha / sexo feminino
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Encarregado de obras
Ensino médio incompleto / liderança
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Engenheiro civil
Salário médio de R$ 5 mil
Ensino superior completa
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Estágio para Educação Física
Pretensão em ser personal treiner
Ensino superior incompleto
Não exige experiência
01 vaga

Esteticista
Preenchimento do quadro feminino
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Estofador de móveis
Preenchimento do quadro masculino
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Fiscal de Loja
Vaga para auxiliar de prevenção e perdas
Ensino médio completo
Experiência mínima de 03 meses em carteira
02 vagas

Garçom
Trabalhar na Pituba / horário depois da meia noite
Ensino fundamental completo / masculino
Experiência mínima de 06 meses na função
06 vagas

Garçom
Desejável conhecimento em sistema Colibri
Ensino médio completo / quadro feminino
Experiência mínima de 06 meses na função
04 vagas

Gerente de bar e lanchonete
Possuir disponibilidade de horário
Ensino médio completo / informática / gestão de equipe
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Gesseiro
Instalar placas de gesso
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Gesseiro
Ensino médio completo
Experiência mínima de 03 meses na função
08 vagas

Gesseiro fundidor
Ensino fundamental incompleta
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Instalador de toldos
Instalar toldos de fachada
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
06 vagas

Joalheiro ourives
Fabricar e reparar jóias
Ensino médio / horário de shopping
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Líder de manutenção mecânica
Vivência com trabalho em equipe/orçamentos
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mãe Social
Disponibilidade para dormir na instituição
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Manicure
Realizar desenhos em unhas/fazer pés e mãos
Ensino fundamental completo / Feminino
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Mecânico de ar-condicionado e refrigeração
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Mecânico de automóvel
Vivência em alinhamento e balanceamento
Ensino médio completo
Experiência mínima de 03 meses em carteira
02 vagas

Mecânico de motocicletas
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico de motocicletas
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Modelista
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Motorista carreteiro
Vivência com carreta prancha baixa/ CNH E
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Operador de telemarketing
Atuar com produtos de telefonia
Ensino médio completo / informática
Não exige experiência
10 vagas

Operador de telemarketing
Boa comunicação / disponibilidade de horário
Ensino médio completo / informática
Não exige experiência
150 vagas

Operador de telemarketing ativo
Boa fluência verbal / informática básica
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
10 vagas

Padeiro
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Padeiro confeiteiro
Fabricação de pães/tortas e salgados
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Peixeiro
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
10 vagas

Pizzaiolo
Trabalhar em Lauro de Freitas / Buraquinho
Ensino médio incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Pintor de parede
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Pizzaiolo
Preenchimento do quadro masculino
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Promotor de vendas
Venda de produto de telefonia
Ensino médio incompleto / abordagem porta a porta
Experiência mínima de 06 meses na função
30 vagas

Promotor de vendas
Vivência em vendas / informática
Ensino médio completo / disponibilidade de horário
Experiência mínima de 06 meses em carteira
25 vagas

Prospector de rotas
Percorrer de moto bairros de Salvador
Ensino médio completo / prospecção de clientes
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Recepcionista bilíngüe
Inglês avançado / disponibilidade de horário
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Repositor em supermercado
Preenchimento do quadro masculino
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Relojoeiro
Disponibilidade para trabalhar em Shopping
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Repositor em supermercado
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
20 vagas

Repositor de mercadorias
Vivência em hortifruti / frios ou mercearia
Ensino médio completo / masculino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
10 vagas

Serralheiro
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Supervisor de estacionamento
Supervisionar estacionamento em prédios e condomínios
Ensino médio completo / Planilhas em Excel
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Supervisor de vendas comercial
Disponibilidade para viajar/ conhecimento em Excel
Ensino médio completo /vivência com vendas e supervisão
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Sushiman
Preparo de pratos japoneses e sushis
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Técnico em edificações
Levantamentos topográficos e planialtimétricos
Ensino técnico na área
Experiência de 06 meses em carteira
01 vaga

Técnico em saúde bucal
Curso técnico em saúde bucal / CRO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Vendedor de consórcio
Vendedor de motos e consórcios
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Vendedor externo
TV por assinatura
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
12 vagas

Vendedor interno
Vendas de motos ou peças
Ensino médio completo / possuir habilitar
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Vendedor interno
Residir nas proximidades de Lauro de Freitas
Ensino médio completo / quadro feminino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Vendedor interno
Residir nas proximidades de Lauro de Freitas
Ensino médio completo / feminino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Vendedor de serviços
Realizar vendas de toldos e coberturas
Ensino fundamental / conhecimento em medidas
Experiência mínima de 06 meses na função
06 vagas

Vendedor porta a porta
Ensino médio completo
Não exige experiência
10 vagas

Comente agora
27
Set
ENTREVISTA: Chefe de custódia da delegacia de Santo Antônio faz declarações Exclusivas
Postado por: Joselito Fróes - DRT 2989 / 13:04h

Em entrevista ao repórter Joselito Fróes da Rádio Recôncavo FM, o chefe de custódia Silvestre Silva da 4ª Coorpin de Santo Antônio de Jesus afirma que os presos são bem tratados, almoçam, jantam e fazem merenda todo dia "... Os presos aqui do Complexo Policial cerca de 80% são reincidentes, eles comem 2 pães pela manhã com café, ao meio dia carne ou frango, lanche a tarde e jantar com dois pães com café; tem uma vida melhor que lá fora...", ressaltou Silvestre.

Ainda nesta entrevista afirmou que a delegacia tem disciplina e precisa ser obedecida, agora, sobre o trabalho dele como policial destacou: "... O agente da policia civil não é preparado para tomar conta de preso, porque lugar de preso é no presídio..."

Disse também Silvestre: "... em um pavilhão tem 80 a 90 presos..."  

E sobre o clínico geral que vai até a delegacia medicar os detentos, Silvestre nos conta: "... Os presos chamam Dr. Gil de médico 'fuleiro'..."

Logo abaixo, Escute a entrevista:

REPORTAGEM: 'Voz da Bahia' Joselito Fróes

Áudios

1 - entrev___silvestre_27_09_10.mp3
Comente agora
27
Set
Mesmo com banco e Correios parados, ainda há como pagar as contas em dia. Descubra
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:36h

Os bancários entraram em greve nesta terça-feira em todo o país, quase duas semanas depois de os trabalhadores dos Correios cruzarem os braços. Sem banco e com correspondências demorando mais tempo para chegar, o consumidor tem algumas saídas para não deixar as contas atrasar: internet, caixa eletrônico, telefone, lotérica e até lojas e supermercados podem ajudá-lo. Não é possível estimar quantas agências pararam em todo o país, nem quantos funcionários deixaram de trabalhar a partir desta terça-feira (27) nas agências, mas os serviços essenciais como compensação bancária de cheques e outras transferências estão garantidos. O atendimento telefônico também continua disponível. No caso dos Correios, as mais de 35 milhões de correspondências que deveriam ser entregues diariamente deixam de chegar aos seus destinos – o que vai fazer muita conta chegar atrasada. Para driblar as paralisações e conseguir pagar contas, o cliente tem como primeira opção o site da instituição. A Fundação ProTeste diz que os consumidores não podem se valer da greve para simplesmente deixar de cumprir com suas obrigações. 

Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos e supermercados, os chamados correspondentes bancários, que aceitam a quitação de diversas contas. Quem movimenta a conta pela internet ou nos caixas eletrônicos, não deve ser afetado pela paralisação, já que esses serviços continuam a funcionar normalmente. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) diz que há 179 mil caixas eletrônicos espalhados pelo país e mais de 165 mil correspondentes. No caso das contas de tarifas públicas como água, telefone, e energia, a orientação é para que o cliente procure as empresas que fornecem esses serviços para negociar uma saída. Além dos correspondentes, há o débito direto autorizado (que depois é liberado na conta corrente pelo caixa eletrônico) e o débito automático que permitem o pagamento. Se as contas estiverem atrasadas, o cálculo de taxas de multas é feito pelas próprias empresas e o valor extra vem na fatura do mês seguinte. O cliente que precisar sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa.

Serviços mantidos

A ProTeste diz que a greve é um direito social garantido aos trabalhadores pela Constituição, mas as empresas nunca devem deixar de garantir aos consumidores a prestação dos serviços essenciais, como a compensação bancária de cheques e outras transferências. Por esse motivo, uma parcela dos mais de 483 mil trabalhadores bancários do país deve manter suas operações mínimas. Os sindicatos ainda não têm o número de quantos aderiram. O pedido é de aumento de 5% nos salários acima da inflação (os bancos ofereceram só 0,5% de reajuste real). No caso dos Correios, mutirões foram feitos nos últimos dois finais de semana para tirar o atraso de parte das correspondências não entregues. A greve continua e os trabalhadores pedem melhorias dos benefícios e aumento até do piso da categoria, de cerca de R$ 800 para mais de R$ 1.600. De acordo com o Procon, os clientes que se sentirem lesados devem procurar os órgãos de defesa, mas não é recomendável ficar esperando as contas chegarem, porque elas podem nunca chegar, alerta a supervisora de serviços essenciais da entidade, Patricia Petrilli. 

- O consumidor não pode ser onerado [pela greve dos bancos ou dos Correios] porque é uma situação que não depende dos consumidores. A gente orienta que se o consumidor já sabe qual é a data de vencimento, ele se antecipe e procure outra forma de efetuar o pagamento para não ter problema. Ele tem que tentar conversar, ir até a loja ou ao banco. R7

Comente agora
27
Set
Familiares de vítimas de explosão pedem Justiça
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 11:57h

Familiares das vítimas da explosão da fábrica de fogos localizada no município de Santo Antônio de Jesus se reuniram ontem, domingo (26) em frente à Igreja do Bonfim, para chamar atenção da população sobre a necessidade de se fazer justiça. O caso vai a júri popular no próximo dia 20 de outubro, no Fórum Ruy Barbosa.
O acidente aconteceu em 1998, quando morreram 68 pessoas e cinco ficaram gravemente feridas, mas até então nenhum familiar recebeu sequer uma ajuda de custo do proprietário do estabelecimento o comerciante, Osvaldo Prazeres Bastos conhecido na cidade como "Barão dos Fogos",     que ainda mantém a fábrica clandestinamente e sai de porta em porta oferecendo a população local, material para que confeccionem traques de massa em suas casas.

Inconformados com a impunidade, os familiares das vítimas montaram um grupo "Movimento 11 de dezembro" e mesmo com o coração ainda dolorido pela tragédia tenta conscientizar a população carente da cidade a não se render às ordens do Barão dos Fogos que ainda seduz algumas pessoas oferecendo valores ínfimos em troca de trabalho clandestino.

"É uma tarefa difícil porque as pessoas lá na cidade são muito pobres, e por falta de opção acabam aceitando a proposta, mas não vamos desistir. Eu mesmo aceitei durante um tempo fazer os traques de massa em casa, só deixei quando percebi que estava pondo em risco a vida de meu filho de dois meses. Deixei o material em cima da mesa e fui colocar ele para dormir quando ouvi uma explosão na minha cozinha, nunca mais quero saber desse serviço", ressaltou Edna dos Santos Conceição de Palma, 23 anos.

A dona de casa Maria Madalena Santos Rocha, 57 anos, disse que a maior dor que sente é de não ter visto a cabeça de uma das três filhas que morreram na explosão.

"Perdi minhas três filhas que trabalhavam na fábrica e ele ainda tem coragem de dizer que não conhecia nenhuma delas. Só quero que a Justiça seja feita, porque não é possível que depois dessa tragédia ele ainda continue mantendo a fábrica em funcionamento. Só eu sei como é enterrar um filho sem ao menos poder ver seu rosto", lamentou muito emocionada a mãe de Fabiana morta aos 13 anos, Adriana aos 15 e Mônica 22 anos que na época deixou dois filhos e desde então são criados pela avó.

De acordo com Maria Madalena, ainda ocorre várias explosões e continua morrendo gente. "Eles abafam o caso e não chega ao conhecimento da imprensa. Tem uma localidade chamada de Casco, onde muitas pessoas perdem suas casas quando acontecem as explosões", revelou.

Por força do destino, a também dona de casa Maria Balbina dos Santos, 44, também não foi uma das vítimas. "Trabalhava lá, mas no dia eu faltei mesmo sob a ameaça do dono da fábrica que dizia o tempo inteiro que se faltássemos ao serviço perderíamos o emprego para outra pessoa. Eu escapei da morte, mas perdi minha única filha aos 14 anos", contou Maria Balbina.

"Até hoje sofremos com a perda de nossos filhos, queremos que a Justiça seja feita, porque não é justo que ele depois de ter tirado a vida de tanta gente, ainda continue impune, perdi minha filha de 23 anos que estava grávida de sete meses do segundo filho. Só me restou minha neta que também luta comigo na Justiça", disse Terzinha Nascimento.(Fonte: Maria Rocha)

Comente agora
27
Set
Produtores rurais comemoram o Dia do Agricultor
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 10:32h

Neste domingo, 26, a comunidade rural do Bonfim estava em festa. Em homenagem ao dia do agricultor, a Associação de pequenos agricultores do Tabocal, Bom Jardim e Bonfim -APACTBJB - com o apoio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio e APARA, ofereceu uma comemoração aos produtores rurais com celebração eucarística, stands, almoço, música e muita animação.

Segundo a Presidente da Associação, Maria Margarida, essa é a segunda edição do evento que procura dar continuidade a uma festa tradicional que acontecia na região há cerca de 9 anos atrás. O objetivo, ainda de acordo com ela, é proporcionar uma integração e estimular o agricultor a participar ainda mais da associação. "Com a associação mais forte temos condições de trazer mais melhorias para a comunidade", destacou.

Além de integrantes da associação, a festa atraiu também agricultores de regiões como Engenho Velho, Bom Jardim, Bonfim, Tabocal, Tabocal II, Tabocal III e Benfica.

De acordo com a Diretora de Agricultura, Maria de Fátima, a administração municipal, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, sempre procura apoiar eventos que busquem a valorização do agricultor.

"Essa é uma prioridade da administração. Elevar a autoestima do produtor rural e estimular a integração e desenvolvimento das comunidades".  

 

Comente agora
27
Set
Após debate, Plínio diz que considera Marina "muito falsa"
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 09:56h

Segundo informações do Terra, o candidato Plínio Arruda, quando perguntado ao final do debate da Rede Record realizado na noite deste domingo (26,) sobre a predileção que ele parece ter em atacar Marina Silva (PV), o candidado justificou sua postura dizendo que considera a senadora muito falsa. "Eu acho a Marina muito transversal. Ela rotula sem rotular, bate sem bater, não quer querendo, ela é muito falsa".

Plínio disse que quando Marina se comporta desse jeito "dá um troço" nele.

DEBATE - O candidato Serra, diferente do que aconteceu em debates anteriores, preferiu se ater à candidata Marina Silva e a Plínio Arruda, lançando mão de ataques diretos à candidata Dilma Roussef.   As questões, sobre educação, saúde, política externa, deram a Serra a deixa para fazer críticas a Dilma sem se dirigir a ela.

Mas num dos poucos momentos de confronto entre os dois principais candidatos à presidência,  Serra questionou a ex-ministra da Casa Civil sobre o "loteamento" nas agências reguladoras do governo federal (entrega de cargos a aliados políticos). "Só no governo da Dilma foram 21 mil [cargos de comissão], a maior parte voltada a partido, a companheiro", disse.

Comente agora
27
Set
HOMEM FOI ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE LAJE
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 09:47h

Genildo Nascimento da Conceição, deu entrada no HRSAJ por volta das 14:00h de sábado. As informações foram passadas para o 'Voz da Bahia' que o mesmo foi baleado no abdomen, com um grave ferimento, Genildo não resistiu e morreu no HRSAJ. Genildo Nascimento tinha 33 anos, tinha esposa e filhos e morava na Zona Rural de Laje, onde o homicídio foi consumado. O motivo do crime ainda é mistério.

Comente agora
27
Set
A partir de amanhã, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 09:36h

A partir de terça-feira (28) e até 48 horas após o encerramento das eleições, no dia 5 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. A exceção está para os casos de "flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou, ainda, desrespeito a salvo-conduto". Conforme a Lei das Eleições, a data também é limite para que os partidos políticos e coligações indiquem representantes ao Comitê Interpartidário de Fiscalização e os nomes das pessoas autorizadas a expedir credenciais para fiscais e delegados.

Na quinta (30), é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, comícios, reuniões públicas e debates. Na mesma data, o juiz eleitoral deve enviar ao presidente da mesa receptora a urna e o material destinado à votação.

Na sexta (1º), termina o prazo para a publicação paga de propaganda na imprensa escrita e nas páginas institucionais na Internet. O dia ainda é o limite para que o presidente da mesa receptora que não tiver recebido o material destinado à votação tome providências para isso.

Às 8h de sábado expira o tempo para substituir o candidato a cargo majoritário que for considerado inelegível, que renunciou ou morreu após o termo final do prazo de registro ou, ainda, se tiver o registro indeferido ou cancelado. Este é o último dia também para a entrega da segunda via do título eleitoral, para a propaganda através de alto-falantes ou amplificadores de som, utilização de aparelhagem de sonora fixa, realização de carreata e distribuição de material político.

Comente agora
27
Set
RESULTADOS DA 9ª RODADA DO INTERMUNICIPAL
Postado por: Joselito Fróes - DRT 2989 / 09:17h

RESULTADOS DA 9ª RODADA

 

Data

Hora

Jogo

Local

26/09/10

15:00

213

Serrinha

3x1

Arací

Serrinha

26/09/10

15:00

214

Piritiba

3x1

Feira de Santana

Piritiba

26/09/10

15:00

215

Ipirá

1x1

Mairí

Ipirá

26/09/10

15:00

216

Santaluz

0x1

Conceição do Coité

Santaluz

26/09/10

15:00

217

São Fco do Conde

0x1

Saubara

São Francisco do Conde

26/09/10

15:00

218

São Felipe

1x2

Valença

São Felipe

26/09/10

15:00

219

Itagibá

1x1

Santo Antônio de Jesus

Itagibá

26/09/10

15:00

220

Santo Amaro

1x0

Simões Filho

Santo Amaro

26/09/10

15:00

221

Vitória da Conquista

0x1

Jitaúna

Vitória da Conquista

26/09/10

15:00

222

Condeúba

1x0

Bom Jesus da Lapa

Condeúba

26/09/10

15:00

223

Paratinga

1x0

Macaúbas

Paratinga

26/09/10

15:00

224

Itiruçu

0x0

Belo Campo

Itiruçu

26/09/10

15:00

225

Itapetinga

1x2

Porto Seguro

Itapetinga

26/09/10

15:00

226

Coarací

3x1

Santa Luzia

Coarací

26/09/10

15:00

227

Belmonte

2x2

Itabuna

Belmonte

26/09/10

15:00

228

Itororó

2x1

Eunápolis

Itororó

Comente agora
27
Set
GOVERNADOR MANGABEIRA: VEREADOR É PRESO EM PROTESTO
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 09:08h

O vereador Albano Fonseca (PDT), presidente da Câmara Municipal de Governador Mangabeira, foi preso com mais três pessoas por volta das 15h30 deste domingo (26).  De acordo com o vereador, libertado momentos depois, na delegacia, ele foi detido por participar de uma manifestação que impedia a passagem de veículos na BR 101. "O secretario de governo da prefeitura (Edgar Henrique) chegou com a polícia e me apontou como líder do movimento e saiu prendendo. Até um doente mental foi levado à delegacia", afirmou. O protesto aconteceu devido à morte de motociclista Valdenir Conceição Teixeira, 30, que colidiu com veículo Voyage de placa JLK 7804, quanto cruzava a rodovia federal com destino ao centro da cidade. Os manifestantes pediam a instalação de lombadas redutoras de velocidade na região.(Fotos Albano Fonseca.net)

Comente agora
27
Set
Bancários ameaçam entrar em greve
Postado por: Ney Bacceli - DRT 6113 / 09:01h

 Os bancários podem começar uma greve nacional a partir de quarta-feira. A categoria reivindica 11% de reajuste, mas recebeu uma proposta de apenas 4,29% de aumento, apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban) na semana passada.

O índice repõe apenas a inflação nos últimos doze meses e foi rejeitada pelo sindicato que representa a classe.
Na terça-feira, os sindicatos regionais farão assembleias para decidir se aprovam ou não a greve.

A categoria também luta para que os bancários tenham um Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Greve acontece próximo ao fim do mês, época em que as empresas pagam os salários ao funcionários.

Comente agora
27
Set
Inscrições de trabalhos científicos no Simpósio do Papaya Brasileiro terminam no dia 29 de julho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:46h

Dia 29 de julho é a data-limite para envio de trabalhos técnico-científicos para apresentação no V Simpósio do Papaya Brasileiro, que vai acontecer de 31 de outubro a 4 de novembro no Náutico Praia Hotel & Convention Center, em Porto Seguro (BA). São aceitos trabalhos inéditos, escritos em português e que representem contribuição para avanço do conhecimento econômico, social e/ou ambiental da cadeia produtiva do mamoeiro. O resumo deve relatar resultado de trabalho de pesquisa científica ou de informação tecnológica. São aceitas revisões bibliográficas, desde que tragam contribuições significativas e inovadoras. E não são aceitas descrições de projetos ou propostas de trabalho. IMPORTANTE: para enviar resumos é preciso estar inscrito no simpósio (tudo pode ser feito pelo site www.papayabrasileiro.com.br).

Nesta quinta edição, o Simpósio do Papaya Brasileiro, principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva do mamão, é organizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Pesquisadores, professores, extensionistas, produtores e estudantes vão trocar experiências e informações científico-tecnológicas, sob o tema “Inovação e sustentabilidade”.

Os quatro eventos anteriores foram organizados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Nesta edição, o instituto participa da promoção do evento, que, pela primeira vez, ocorre fora do Espírito Santo. “Recebemos essa missão de grande responsabilidade, pois temos de manter a qualidade do evento — que acontece desde 2003, de dois em dois anos. Vale lembrar que Espírito Santo e Bahia são os dois estados que mais produzem mamão no país. O desafio é ter um evento que dê o retorno prático em termos de intercâmbio científico-tecnológico e também de mercado”, diz o presidente da comissão organizadora, o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Jorge Loyola. 

Programação Serão sete painéis, abrangendo 27 palestras, sendo três palestrantes internacionais, que vão tratar de melhoramento genético, do mercado internacional e das perspectivas do processamento de mamão em âmbito mundial. “Para isso, traremos o pesquisador Somasundaram Rajarathnam. A participação desse pesquisador indiano é uma novidade. A Índia é nosso principal competidor em termos de mercado mundial de mamão. Então, ele vai nos trazer o cenário da cultura do mamão hoje naquele país e nos apontar os problemas que enfrentam no que diz respeito à exportação. A presença de um importador de mamão como palestrante em nível internacional também merece destaque por abordar aspectos relacionados à chegada dos frutos que exportamos para a Europa e Estados Unidos”, acrescenta Loyola.

 Clínicas de fitossanidade Outro aspecto inovador são as clínicas de fitossanidade. Haverá a interação direta dos agentes da cadeia produtiva com pesquisadores, em termos de discussão de pragas e doenças. “Nosso objetivo é que o indivíduo leve o seu problema e, ali, com o pesquisador, ele obtenha a receita do que deve ser feito, seja na identificação, seja no controle do problema fitossanitário”, explica o pesquisador. Além disso, os interessados vão poder participar de cursos sobre manejo de pragas e doenças, nutrição, irrigação e fertirrigação do mamoeiro e elaboração de projetos de implantação de pomar de mamão. Todas as informações estão disponíveis no site do evento. 

Expectativas – Loyola informa que, nas edições anteriores, a média era de 300 participantes e 100 trabalhos científicos. “Trabalhamos com a meta, neste quinto simpósio, de 350 participantes e 120 trabalhos, que vão ser apresentados em forma de pôsteres. Nossa expectativa é que não seja mais um evento de Papaya Brasil. Esperamos que os gargalos da cadeia produtiva sejam elucidados. São três basicamente os desafios hoje: o pequeno número de variedades utilizadas no sistema de produção; a parte fitossanitária, relacionada ao problema muito sério de doenças fúngicas e viróticas; e as questões de mercado, relacionadas às elevadas exigências do mercado internacional”, completa.

Um comentário
27
Set
Tribunal de Justiça da Bahia abre inscrição para 426 vagas
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 08:44h

O Tribunal de Justiça da Bahia abre nesta quinta-feira (16) as inscrições para 426 vagas (311 para conciliadores e 115 para juízes leigos) e formação de cadastro de reserva. O salário dos conciliadores não poderá ultrapassar R$ 1.538,38, e o dos juízes leigos, R$ 2.709,61. As vagas são para todo o estado (veja aqui o edital).

Os conciliadores e juízes leigos são auxiliares da justiça sem vínculo empregatício ou estatutário, de caráter temporário, prestadores de serviços remunerados por abono variável, de cunho indenizatório.

Poderão concorrer à vaga de conciliador bacharéis em direito, administração, psicologia e serviço social ou acadêmicos que estejam regularmente matriculados a partir do 7º ano ou do 7º semestre. Para comprovação da situação de matrícula do candidato no curso de graduação será considerado o último dia de inscrição.

Poderão concorrer à vaga de juiz leigo bacharéis em direito que comprovem pelo menos dois anos de experiência como advogado.

Para comprovação da experiência como advogado serão considerados a data de inscrição do profissional na OAB e o último dia de inscrição.

O bacharel em direito poderá concorrer simultaneamente às funções de juiz leigo e de conciliador, para a mesma comarca.

As inscrições devem ser feitas de 16 de setembro a 4 de outubro pelo site www.consultec.com.br. As taxas são de R$ 60 (conciliador) e R$ 75 (juiz leigo). Quem se candidatar às duas funções pagará uma taxa única de R$ 105.

A prova objetiva será em 24 de outubro - das 8h às 12h para juiz leigo e das 14h às 18h para conciliador. Haverá ainda prova de títulos.

Comente agora
27
Set
ATENÇÃO! SEGUNDA VIA PARA TÍTULO DE ELEITOR ATÉ QUINTA-FEIRA
Postado por: Tayala Brito - DRT 2304 / 08:21h

Devido à grande procura pela 2ª via do títilo de eleitor, o TSE estendeu o prazo para solicitação documento até dia 30, quinta-feira.

Sendo solicitado até o dia estipulado, o documento pode ser retirado até no próprio dia da votação, 3 de outubro.

Comente agora
27
Set
OCORRÊNCIAS DA EMERGÊNCIA DO HRSAJ
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 07:35h

Ocorrências do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus):

  • 1. Genildo Nascimento da Conceição, deu entrada no HRSAJ por volta das 14:00h de sábado. As informações dão conta que o mesmo foi baleado, com o grave ferimento, Genildo não resistiu e morreu no HRSAJ. Genildo Nascimento tinha 33 anos e morava na Zona Rural d Laje, onde o homicídio foi consumado. O motivo do crime ainda é mistério.
  • 2. O menor de iniciais V.M. 17 anos, morador do povoado da Mina do Sapé, Zona Rural de Santo Antônio, segundo informações do HRSAJ para o 'Voz da Bahia', o menor foi baleado e esfaqueado, a vítima deu entrada na emergência por volta das 14:30h de sábado e se encontra na UTI em estado grave.
  • 3. Maiana Melo Santana, 26 anos, moradora da Rua Nova do Mutum em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do HRSAJ por volta das 23:50h de ontem (26), a mesma fora vítima de agressão física e recebeu uma facada no rosto. Maiana foi medicada e liberada.
Comente agora
27
Set
Homem atira em 5 pessoas em bar na cidade de Catu
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 07:35h

Um homem ainda não identificado pela polícia atirou contra 5 pessoas em um bar na zona rural de Sítio Novo, no município de Catu (BA), na noite deste domingo (26). De acordo com a Central de Telecomunicações das Policias Civil e Militar (Centel), o homem conseguiu fugir antes que a polícia chegasse ao local.

Com perfurações de bala em várias partes do corpo, as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Geral do Estado, em Salvador, e passam por procedimentos médicos para remoção das balas. O estado mais grave é de Raioleno de Jesus Santos, que foi baleado no pescoço.

Emerson de Fonseca da Silva, Reginaldo da Silva Damasceno, Antônio Carlos de Jesus e Gilson de Oliveira foram baleados em outras partes do corpo e se encontram em melhor estado de saúde.

A delegacia de Catu, responsável pelo caso, ainda não sabe o que motivou o autor dos disparos, mas, de acordo com testemunhas que estavam no local durante os disparos, o homem estava sozinho e teria se desentendido com as vítimas que estavam em outra mesa do bar.

Comente agora
27
Set
Justificativa eleitoral pode ser preenchida pela internet
Postado por: Joselito Fróes - DRT 2989 / 07:02h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou mais uma ferramenta que vai facilitar a vida dos eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições no primeiro e segundo turnos. É o preenchimento on-line e a impressão do Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Para acessar o documento, o eleitor deve entrar na página inicial do TSE, clicar no link Serviços ao Eleitor e depois em Justificativa Eleitoral. O tribunal ressalta, no entanto, que o eleitor só deve assiná-lo na presença de um mesário, no dia da votação, nos locais destinados ao seu recebimento.

Na entrega do requerimento, o eleitor deve apresentar o título ou um dos seguintes documentos com foto: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

Comente agora
27
Set
Comemora-se hoje o dia Nacional do Idoso
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 06:02h

Na Praça Renato Machado por volta das 5:30h (27) comemorou o dia Nacional do Idoso com cerca de 300 idosos que se concentraram para caminhada matinal. O instrutor Eduardo Oliveira ressaltou a importância do exercício físico moderado "... O idoso carece da prática de esportes, com o exercício físico pode-se  acrescentar expectativa de vida com mais saúde para os nossos anciãos..."  O evento contou com a presença da guarnição do Corpo de Bombeiros, professores de educação física e profissionais de saúde da secretaria municipal.

E por falar em dia Nacional do Idoso precisamos refletir:

O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.

Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadã/ão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc. Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: "lugar de velho é em casa", "está ficando igual a criança, quer participar de tudo", "velho não tem mais nada para aprender".

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, freqüentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer.

Vamos olhar para a pessoa idosa como ser humano integral, valioso e amado por Deus e por nós. Não podemos considerar apenas sua força física, mental e sua saúde. É preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada. As pessoas idosas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade de consumo e pela violência.

Que Deus nos lembre do valor e da transitoriedade de nossa vida. Que nunca haja um tarde demais para amar, perdoar e servir. Amém.

REPORTAGEM e FOTOS: 'Voz da Bahia' Marcus Augusto

 

 

 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com