As comentadas

Boa noite , Quinta-feira, 24/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

27
Nov
SAJ: Vítima de tiro na Praça Padre Mateus ainda necessita de doações
Postado por: Letícia Oliveira / 15:11h

 A senhora Maria Railda, residente no Bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus, mãe de Josué Souza de Jesus, que foi atingido por um disparo de arma de fogo na Praça Padre Mateus no dia 7 de outubro, foi entrevistada pelo repórter Ney Bacelli da Recôncavo FM. Dona Maria falou sobre o estado de saúde do seu filho, que está passando por uma situação muito difícil. De acordo com ela, o jovem está bem de saúde e já retirou os pontos, porém ainda está com o intestino para fora que será colocado para dentro daqui a 3 meses. Na ocasião Josué foi uma das vítimas de dos disparos durante comemoração política. Uildileide Tavares da Silva, 20 anos, a conhecida “Leidinha”acusada do crime está detida. O irmão do adolescente, Gilvan de Jesus foi a vítima fatal, assim como Patrício Fernandes da Paixão.

Maria destacou que ficou com medo de perder seu filho, já que o outro faleceu pelo fato da bala ter perfurado seu pulmão. A cidadã ficou alguns dias na U.T.I do HRSAJ em decorrência do episódio que veio a acontecer. “Estou sem poder trabalhar, precisando de ajuda da população. Não escolho o que eu quero, apenas agradeço por qualquer doação sendo roupa, lençol, alimento”, explicou.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora
27
Nov
Comissão do Senado quer ouvir presidentes da ANA e Anac
Postado por: Letícia Oliveira / 15:09h

A Comissão de Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA) do Senado aprovou hoje (27) requerimento de convite do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para que os diretores-presidentes Marcelo Guaranys, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e Vicente Andreu Guillo, da Agência Nacional de Águas (ANA) expliquem o envolvimento de servidores dos órgãos no suposto esquema de corrupção desbaratado pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro. Também foi aprovado requerimento de audiência pública com o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), espera que, com a votação amanhã (28), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do requerimento de convite ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, seja possível fazer uma audiência conjunta.

Assim, explicou ele, o dirigente da AGU e o ministro seriam ouvidos pela CCJ e CMA na quarta-feira (5) e os dirigentes das agências reguladoras, no dia seguinte. Braga acrescentou que a aprovação dos requerimentos na CMA só foi possível por causa da construção de um acordo com a oposição. Pelo entendimento, foram retirados, em um primeiro momento, os nomes da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha e dos diretores afastados Paulo Rodrigues Vieira, da ANA, e Rubens Carlos Vieira, da Anac. 

Comente agora
27
Nov
TJ-MG analisa pedido da defesa de Bola para anular júri do caso Eliza
Postado por: Letícia Oliveira / 15:04h

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais analisa pedido de anulação do júri popular no caso Eliza Samudio, que condenou Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes. De acordo com a assessoria do tribunal, a defesa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, entrou com um habeas corpus na Justiça na sexta-feira (23), pedindo o cancelamento de todos os atos praticados na ausência dos advogados. Os defensores do réu abandonaram o plenário no primeiro dia do julgamento. Nesta terça-feira (27), o pedido depende de análise e decisão do desembargador Delmival de Almeida Campos. Segundo a Justiça, a defesa alega que não teve autorização para continuar no júri após ocorrer o desmembramento do processo para Bola, que vai ser julgado em 4 de março com Bruno e Dayanne Rodrigues, ex-mulher do jogador. O documento foi assinado pelos defensores Ércio Quaresma, Fernando Magalhães e Zanone de Oliveira Júnior.

Comente agora
27
Nov
As contas são simples: apenas um empate livra o Bahia da Série B
Postado por: Fábio Santos / 14:53h

O Bahia conseguiu ‘superar’ a campanha do ano passado na Série A. Se em 2011 o time se livrou do rebaixamento na penúltima rodada, agora obriga o torcedor a manter a calculadora a mão até a última partida, quando o Esquadrão encara o Atlético-GO, domingo, no Serra Dourada. A tensão é grande e o clube, inclusive, vai antecipar a viagem para Goiânia com a intenção de aliviar o ambiente entre os jogadores. Apesar do momento, as contas do clube para permanecer na elite em 2013 não são tão complicadas. 

Um empate diante do time goiano já é suficiente para o Natal azul, vermelho e branco não ser trágico. O Bahia até pode seguir na Série A mesmo em caso de derrota. Para isso, basta que o Sport não vença o Náutico nos Aflitos. O tricolor só cai caso seja derrotado e o rubro-negro pernambucano vença. Nessa hipótese, os clubes empatariam em número de pontos, mas o Leão da Ilha levaria a melhor no primeiro critério de desempate: 11 vitórias contra 10 do Bahia. 

Comente agora
27
Nov
Gerente é feito refém e libertado com explosivos no corpo, diz polícia
Postado por: Letícia Oliveira / 14:51h

O gerente do Banco do Brasil de Caetité, no sudoeste da Bahia, foi sequestrado por homens armados na noite de segunda-feira (26), de acordo com a polícia local, e levado por criminosos à agência em que trabalha para retirar uma quantia em dinheiro na manhã desta terça-feira (27). Segundo Fabiano Aurich, coordenador da Polícia Civil na cidade vizinha de Guanambi, a vítima foi localizada  pela polícia nesta manhã com explosivos amarrados ao corpo na BR-262, trecho da cidade de Igaporã. "Ele está sem ferimentos, mas com explosivos pelo corpo. Estamos monitorando a situação. Equipes especializadas em desarmamento de explosivos estão vindo de Salvador para retirar o material do corpo dele", informou Aurich ao G1.

De acordo com a Polícia Militar em Caetité, a vítima está com duas bananas de dinamite amarradas pelo corpo e conectadas, através de um fio, a um aparelho de celular. A PM informou que as equipes especializadas em desarmamento de explosivos orientaram a polícia local a colocar o rapaz em um lugar onde não há sinal de celular até que os especialistas cheguem. A polícia ainda não tem detalhes do crime e nem informações sobre a quantia levada pelos criminosos.

Comente agora
27
Nov
Empresa de Pet Shop está com vagas abertas em Stº. Antº de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 14:41h

A empresa Pet Shop Vip localizada na Praça Duque de Caxias no Centro de Santo Antônio de Jesus está com vagas abertas para quem gosta de trabalhar e ama animais.

01 vaga para banhista – sexo feminino. Exigido experiência.

01 vaga para motorista do táxi dog interno da loja - sexo masculino com habilitação para carro e moto. Exigido experiência.

ATENÇÃO: A Pet Shop Vip só aceita pessoas que goste de trabalhar com cães e gatos. Os currículos devem ser enviados para o email: petshopvip@hotmail.com

4 comentários
27
Nov
Stº. Antº. de Jesus: Prováveis nomes do 1º escalão da administração de Humberto Leite
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:38h

 (Comentário: Marcus Augusto) 

Uma curiosidade que vem tomando conta são os nomes cotados para ocupar o alto escalão da administração do prefeito eleito Humberto Leite (PDT). O Voz da Bahia fuçou e escavou dados sobre os prováveis nomes de personalidades que podem vim a assumir as secretarias do município:

- Secretaria de Planejamento, Hélio de Aguiar;  

- Luciene Pinto, cotada para Secretaria de Administração (Chefe de Gabinete);

- Jacó Rodrigues, o popular ‘Jacó da Farmácia’, ou o conhecido ‘Nal Fiscal’, são os nomes cotados para Fazenda;

- José Carlos Toneto, ou Honorato Oliveira, conhecido ‘Date da Farinha’, tem seus nomes cogitado para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;

Murilo Miranda ou Vereador Marcos Muniz, o Chispita para Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer;

- Alberto Sacramento já quase batido o martelo para ocupar a Secretaria de Saúde;

- Abílio Neto, conhecido ‘Neto Publicidade’, pode vim a ser indicado para Secretaria de Comunicação (está pasta poderá ser criada);

- Valter Coelho para a Superintendência de Trânsito e Transporte;

- Dominguinhos, para a Secretaria de Infraestrutura;

- Jane, de ‘Zé de Noé’, ou Pastora Rita, podem ser que venham assumir Ação Social;

Julival Junior, conhecido como ‘Xampu’, para Secretaria da Juventude (a ser criada);

- Secretaria de Cultura; conhecido Vinícius da ‘A2 Produções’;

- Conceição Gonzáles para Indústria e Comércio;

- Secretaria de Educação, indicada professora Marivalda Uretra. 

Esses são os prováveis nomes que estão sendo conjecturados a exercer a função de secretários na nova administração pública em Santo Antônio de Jesus que se inicia em 1º de Janeiro.

Lembro-me de um provérbio: "Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.

Voz da Bahia: Marcus Augusto

3 comentários
27
Nov
Ex-prefeita de Itanagra é condenada por improbidade administrativa e tem direitos políticos suspensos
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:08h

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) manteve suspensos por três anos os direitos políticos de Maria José Bahiense da Costa, ex-prefeita do município de Itanagra, a 103 km da capital baiana. A ex-gestora também está proibida de contratar com o poder público e dele receber benefícios fiscais e creditícios pelo mesmo período. A condenação, que já transitou em julgado, resulta de uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) contra a Maria José da Costa, em 2005, por não prestar contas nem comprovar a regular aplicação de recursos da educação recebidos pelo município. A ex-prefeita não prestou contas do valor de R$ 22,7 mil repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 1999, para execução, no município de Itanagra, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O recurso destinava-se à manutenção das escolas públicas que atendessem a mais de 20 alunos no ensino fundamental. Além de não prestar contas da verba pública recebida, desrespeitado o convênio e a própria lei, a ex-alcaide deixou de comprovar a destinação dos recursos. Não cabe recurso.

Comente agora
27
Nov
Faculdade de Educação apresenta parceria com o MEC em prol da educação infantil
Postado por: Letícia Oliveira / 14:07h
A Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) apresentará, oficialmente, o projeto Assessoramento e acompanhamento pedagógico aos municípios contemplados pelo ProInfância no estado da Bahia, - o ProInfância Bahia. O programa que pertence ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)/Ministério da Educação (MEC), será no 3º Encontro Estadual de Educação Infantil do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), na sexta-feira (30), às 8h30, no Campus Vale do Canela. A ação impactará 220 municípios da Bahia, até setembro de 2013. 
O objetivo principal do Projeto de Cooperação Técnica MEC-UFBA é assessorar pedagogicamente os municípios que executam o ProInfância no estado da Bahia na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores. O projeto está sob a coordenação das professoras Marlene Oliveira dos Santos e Maria Izabel Souza Ribeiro.
Comente agora
27
Nov
Confira a programação do Cine Itaguari de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:05h
  1. LANÇAMENTO MUNDIAL    
  2. A Saga  Crepúsculo Amanhecer – Parte 2
  3. Sessões: 10:00 – 14:00 – 16:10 -  18:20 -  20:40
  4. Romance / 2:00 h
  5. Sinopse: Depois do tão esperado casamento de Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart), e da gravidez de risco da então humana em Amanhecer - Parte 1, chega a hora da garota aprender a lidar com sua nova vida de vampira e do casal curtir a filha, Renesmee. Porém, o final feliz não está tão perto quanto parece. Quando o nascimento da menina chega ao conhecimento dos Volturi, uma batalha sangrenta se inicia.
  1. Gonzaga - De Pai pra Filho
  2. Sessões:  20h
  3. Drama / 2:00 h
  4. Sinopse: Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.
  5. CINE ITAGUARI
  6. NO CINEMA TEM MAIS EMOÇÃO !
Um comentário
27
Nov
Polícia apresenta irmã e cunhado do deputado João Carlos Bacelar
Postado por: Letícia Oliveira / 14:03h

Agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) prenderam na manhã desta terça-feira (27) a irmã e o cunhado do deputado federal João Carlos Bacelar (PR). Segundo informações do delegado Oscar Vieira Neto, titular da Decon, os dois são acusados de instalar um programa no computador do parlamentar e utilizar as informações particulares do e-mail de Bacelar para extorqui-lo.

Lilian Bacelar e o empresário do ramo de entretenimento, André Dumet Guimarães, estão neste momento no prédio sede da Polícia Civil, na Piedade, prestando depoimento. Segundo informações da polícia o deputado e a sua irmã tem uma briga judicial por uma herança. Dumet e Lílian serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para serem submetidos a exame de corpo delito. A advogada dos acusados não permitiu a apresentação da dupla. (Bocaonews)

Comente agora
27
Nov
Celulares da seleção de basquete de Stº. Antº. de Jesus são furtados durante treino
Postado por: Letícia Oliveira / 14:03h

Na noite desta segunda-feira (26), durante o treino de basquete masculino no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz em Santo Antonio de Jesus, os celulares dos esportistas foram furtados. Segundo informação das vítimas, os aparelhos estavam em cima do banco reservas, enquanto a seleção treinava. Ao término do jogo, os atletas procuraram os pertences não encontraram. Já existe a suspeita de quem furtou os aparelhos, "ontem havia um cidadão que estava próximo do ocorrido", afirmou um dos jogadores.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora
27
Nov
Professores estaduais seguem insatisfeitos com projeto aprovado pela Assembleia e marcam nova paralisação
Postado por: Fábio Santos / 13:57h

Além da paralisação de 24h desta terça-feira (27), os professores estaduais reunidos em assembleia durante a manhã marcaram uma nova interrupção das atividades para o dia 13 de dezembro. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, a categoria vai parar mais uma vez já que continua insatisfeita com a proposta de promoção de carreira feita pelo governo do Estado e aprovada pela Assembleia Legislativa nesta segunda (26). “A categoria acha que o governo aplicou o rolo compressor. Foi insuficiente, porque não cobre os [docentes] aposentados”, relata o sindicalista. Segundo a diretora da APLB, Marilene Betros, outro ponto que levanta crítica dos professores é que a proposta retiraria o ganho real de 3% e 4% para 2013 e 2014. Também durante a reunião, a categoria aprovou o calendário letivo único, com início de aulas marcado para o dia 1º de abril. Segundo o projeto de Lei enviado pelo Executivo à Casa, a progressão na carreira deverá ser feita por meio de curso de atualização, para então garantir ganho médio de 14%, com a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013.  ( Bahia Notícias/ Foto: Thiago Melo)

Comente agora
27
Nov
Casal gay de Muniz Ferreira após ato sexual é levado às pressas ao HRSAJ para "desacoplar"
Postado por: Letícia Oliveira / 13:51h

Informações dão conta de que um casal homossexual da cidade de Muniz Ferreira, após a realização do ato sexual, não teve como conseguir desvencilhamento da cópula (o orgão sexual masculino travou no ânus), tendo que ser levado ao Hospital Regional, em Santo Antônio de Jesus para a adoção dos procedimentos necessários, visando o “desengate”, não sem antes, passar por todo um constrangimento diante das pessoas que conhecem os praticantes.

Segundo médicos, isso ocorre quando há acúmulo de sangue na área da glande (pênis) o que acaba dificultando a retirada do mesmo, em que pese esforços desenvolvidos nesse sentido, por parte do casal. Algumas pessoas afirmam que esse tipo de distúrbio pode ocorre quando, em pleno ato sexual, o parceiro “receptor” expele gases que acabam penetrando pelo canal ureter, provocando a distensão da ponta do orgão. Em que pese à disseminação dessas hipóteses, só profissionais médicos podem, de fato, afirmar a causa de problemas dessa magnitude. (TV SAJ)

27 comentários
27
Nov
Levantamento aponta 77 municípios com risco para dengue no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 13:46h
O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano revela que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue (entre as capitais, apenas Porto Velho); 375 em situação de alerta e 787 foram considerados satisfatórios. A pesquisa, que traça um panorama para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, foi realizado em 1.239 municípios, o que representa um acréscimo de 31% com relação aos participantes de 2011. No ano passado, 800 municípios realizaram o LIRA. Dos 77 munícipios em situação de risco no estudo deste ano, 58 realizaram o LIRAa pela primeira vez e 10 mantém a situação de risco, a exemplo de 2011. No ano passado, dos 800 municípios pesquisados, 48 foram identificados em situação de risco, 338 em alerta e 414 com índice satisfatório. Para qualificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, o Ministério da Saúde está repassando a todos estados e municípios brasileiros R$ 173,3 milhões. Os recursos representam 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde e são destinados ao aprimoramento das atividades de controle do vetor, vigilância epidemiológica e assistência ao paciente com dengue.
Comente agora
27
Nov
Panicat faz ensaio nas ruas do Pelourinho
Postado por: Fábio Santos / 13:39h

A panicat Carol Narizinho atraiu os olhares dos homens nesta terça-feira, 27, nas ruas do Pelourinho. Ela está em Salvador para um editorial de moda, no qual posa apenas de biquini. A gata postou as fotos na rede social Instagram. (Tarde)

Comente agora
27
Nov
Fifa apresenta no Rio tecnologia que será usada no Mundial de Clubes
Postado por: Letícia Oliveira / 13:15h

A tecnologia, enfim, será usada no futebol. Os primeiros testes serão feitos no Mundial de Clubes, que acontece no Japão, em dezembro, com a participação do Corinthians. Em julho, a International Board aprovou por unanimidade o uso do chip nas bolas para confirmação dos gols. Durante a Soccerex, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias que serão testadas na competição. Das 11 empresas que apresentaram seus sistemas, apenas duas foram aprovadas. Em ambos os casos, dispositivos emitirão um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol.

- Os dois sistemas serão testados no Mundial de Clubes da Fifa. A tecnologia aprovada, se não houver erros, será usado na Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014 – disse o secretaio-geral da Fifa, Jérôme Valcke. As duas empresas apresentaram suas tecnologias na Soceerex. Apesar de o objetivo ser o mesmo, os meios são diferentes. No caso da alemã Fraunhofer, um campo magnético será criado após a linha do gol. - Esse campo magnético capta quando a bola ultrapassa a linha do gol e, em frações de segundo, emite um alerta para um relógio, que será usado pelos árbitros – explicou o representante da Fraunhofer, Thomas Pellkufer. (Globoesporte)

Comente agora
27
Nov
Com uso responsável de royalties, país dará mais oportunidades para a população
Postado por: Letícia Oliveira / 13:02h

Na semana em que sanciona ou veta o projeto que redistribui os royalties do petróleo, a presidenta Dilma Rousseff disse que se os recursos oriundos da exploração devem ser usados de forma responsável. “[Com isso] teremos um passaporte para transformar o Brasil em um país muito mais desenvolvido e com mais oportunidades para toda a população”, disse na edição desta terça-feira (27) da coluna semanal Conversa com a Presidenta. O prazo para que Dilma decida sobre o projeto termina na sexta-feira (30). Dilma também classificou como “imensa riqueza” o petróleo da camada pré-sal. “A exploração do pré-sal vai significar mais encomendas de bens e serviços no Brasil, criando oportunidades de negócio e de emprego para brasileiros e brasileiras”, destacou em resposta a pergunta sobre a produção de petróleo na camada pré-sal feita por uma leitora na coluna desta terça-feira. Ao falar sobre a atual produção, a presidenta destacou que o pré-sal já é uma realidade e produz, nas bacias de Santos e de Campos, mais de 200 mil barris por dia, o que significa 10% de toda a produção de petróleo no Brasil. Dilma estima ainda que, até 2016, o pré-sal deverá contribuir com 31% da produção total do país.

Comente agora
27
Nov
Ginecologista de Plantão: Christian Ferraz tira dúvidas de internautas do Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 13:00h

- Existe algum teste de fertilidade? Como é possível saber se há algum problema de fertilidade?

Dr. Christian – Não existe um único exame que possa definir uma mulher ou um casal tem condições de ter filhos, há na literatura médica um conceito do que seria dificuldade de engravidar ou chamado tecnicamente de infertilidade conjugal. Toda vez que um casal tenta uma gravidez durante 12 meses e não consegue isso é chamado de infertilidade, caso nunca engravidou antes é chamado de infertilidade primária, se já houve gravidez anterior é infertilidade secundária, a partir dessa tentativa de 12 meses vale a pena procurar um especialista. A única situação que foge a questão dos 12 meses, são casais com idades mais avançadas.

- O mioma pode desenvolver endometriose na mulher?

Dr. Christian – Mioma e endometriose não tem uma relação absoluta, mas tem condições na vida da mulher que podem ajuda-la a desenvolver nódulos de mioma e outras que são parecidas podendo desenvolver endometriose. Por exemplo, a mulher que demora pra engravidar ou adia sua vontade de engravidar e passa dos 30 anos, comprovadamente ela tem mais chances de desenvolver uma das duas situações se não as duas, por que a gravidez é um freio hormonal na produção dessas duas condições. Não existe uma doença ligada a outra e sim condições de vida da mulher que são favoráveis a desenvolvimento de endometriose e ao surgimento de miomas.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
27
Nov
Cruz das Almas: "Inês é morta. Não adianta esperniar", diz Lúcio Vieira
Postado por: Fábio Santos / 12:14h

"Inês é morta. Não adianta esperniar. Não adianta chorar". Assim definiu o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na qual, coloca o peemedebista Raimundo Jean Cavalcante diplomado no primeiro dia de 2013 e apto a assumir a prefeitura da cidade de Cruz das Almas, localizada a 146 km de Salvador. Segundo o advogado do PMDB, Jaimne Vieira Lima, o Ministério Público não tem como recorrer da decisão já que, "o que pode acontecer é o caso permanecer no TCE. Eles podem tentar recorrer, mas o recurso não terá legitimidade", disse. já para o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Jonas Paulo, não há o que ser comemorado pelo PMDB. "Vamos recorrer sim. Não está nada definido. O caso irá a Plenário. Não tem nada decidido ainda", afirmou o petista.

 O caso

 O postulante petista, Valtercio de Azevedo Cerqueira, teve 14.979 votos, enquanto Cavalcante foi o escolhido de 16.354 eleitores do município. Desta forma, após o pronunciamento do Tribunal Superior Eleitoral será o peemedebista o diplomado no primeiro dia de 2013. O advogado de defesa de Cavalcante, Adermir Ismerim, explica que o registro de candidatura foi indeferido por causa de uma conta rejeitada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no entanto, o mesmo órgão reviu a decisão na quarta-feira (3 de outubro) antes da eleição. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve o indeferimento, contudo, após a decisão da instância superior não há retorno. Raimundo Cavalcante assumirá. O PMDB passa a ter 45 prefeituras enquanto o PT perde uma, sem perder a condição de ser o maior vencedor do pleito. (Bocão News)

Comente agora
27
Nov
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 2,5 milhões amanhã
Postado por: Letícia Oliveira / 12:08h
O concurso número 1.446 da Mega-Sena, que será sorteado na próxima quarta-feira (28), deve pagar R$ 2,5 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas.Um bilhete de Araxá (MG) acertou os números do concurso 1.445, realizado no sábado (24) em Quatis (RS), e levou R$ 33.883.410,57. Os números sorteados na ocasião foram: 05 - 19 - 32 - 41 - 49 - 58. Ao todo, 133 apostadores acertaram a quina e levarão a quantia de R$ 25.183,96 cada um. Outros 10.437 acertaram a quadra e vão levar R$ 455,83 cada um, de acordo com a Caixa Econômica Federal. A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.
Comente agora
27
Nov
Operação Porto Seguro: Presidência afasta três do Ministério dos Transportes
Postado por: Letícia Oliveira / 12:04h

O inventariante da extinta Rede Ferroviária Federal S.A., José Francisco da Silva Cruz, o ouvidor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Jailson Santos Soares, e o chefe de gabinete da Antaq, Enio Soares Dias, foram afastados de seus cargos hoje em decorrência da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. O afastamento de Jaílson foi publicado no Diário Oficial da União, nos despachos da Presidenta da República, e a exoneração de José Francisco foi assinada pela ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, juntamente com a de Glauco Alves Cardoso Moreira, procurador-geral da Antaq. Já Ênio foi demitido pela própria agência. A Operação Porto Seguro investiga um esquema de favorecimento de interesses privados em processos públicos. A Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Educação (MEC) estão entre os órgãos envolvidos na operação.

Comente agora
27
Nov
Despesas de planos de saúde devem aumentar 35% em 2030, indica estudo do Iess
Postado por: Letícia Oliveira / 12:03h

Os gastos do setor de saúde suplementar no país devem aumentar 35% em 2030, na comparação com 2010, e passar de R$ 59 bilhões para R$ 80 bilhões. O motivo da alta é o crescimento do número de beneficiários de planos de saúde, em especial os idosos. A estimativa faz parte de um estudo feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess), apresentado hoje, durante o seminário internacional “Projeções do custo do envelhecimento no Brasil”, na capital paulista.

As estimativas foram projetadas com base em dois cenários considerando o “efeito demográfico puro” (sem aplicar indicador inflacionário) e levando em conta que os idosos têm mais consultas do que bebês de até quatro anos e que o número de internações da população entre 60 e 69 anos é o dobro daquela com idade entre 40 e 49 ano. No primeiro resultado, ao considerar a utilização de uma amostra de operadoras de planos individuais e a projetando para o conjunto de todo o mercado, concluiu-se que as despesas atingiriam R$ 83,1 bilhões em 2030 e, em 2050, saltariam para R$ 104,7 bilhões. (EBC)

Comente agora
27
Nov
Dia do Samba violento: mais de 50 ocorrências são registradas pela polícia em Salvador
Postado por: Fábio Santos / 11:59h

Policiais Militares trabalharam durante este domingo (25) para a garantir a segurança do folião, que comemorou no centro da capital o Dia do Samba, que contou com dez trio elétricos. Até às 21h, mais de 50 ocorrências foram registradas na Central de Flagrantes e 18 pessoas conduzidas para a unidade policial acusadas de furto, roubo e vias de fato.(Bocão News)

Comente agora
27
Nov
Carla Perez e Scheila Carvalho vão dançar juntas no 'É O Tchan'
Postado por: Letícia Oliveira / 11:45h

A formação original do É O Tchan vai se reunir no palco mais uma vez. Em 2013, o grupo de pagode baiano vai gravar um DVD especial com as participações de Carla Perez, Scheila Carvalho e Débora Brasil - ex-dançarinas do grupo de pagode. "Vamos juntar a Carla Perez, a Scheila Carvalho e também a Débora Brasil. Todo mundo vai colocar a mão no joelho. E segurar o tchan", garante o cantor Beto Jamaica, em entrevista à coluna 'Diário da Fama', do jornal 'Diário de S. Paulo', desta terça-feira (27). Entre os planos do vocalista para o grande encontro, está convidar nomes de peso como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Daniela Mercury para a gravação. "O Tchan sempre será sucesso", afirmou Jamaica, que já confirmou as participações de Xanddy, marido de Carla Perez, e de Léo Santana, do grupo 'Parangolé'. (Ibahia)

Comente agora
27
Nov
Juiz revoga guarda de crianças de Monte Santo em São Paulo
Postado por: Fábio Santos / 11:44h

O juiz Roberto Cappio, de Monte Santo (BA), determinou nesta terça-feira (27) que as cinco crianças baianas que foram entregues para adoção a famílias paulistas voltem a viver com os pais biológicos. Segundo o juiz, o processo de adoção das crianças ocorreu em meio a diversas irregularidades. O caso foi denunciado no programa Fantástico no mês de outubro.

O juiz Roberto Cappio determinou que as crianças sejam retiradas das famílias adotivas e sejam levadas para um espaço de acolhimento provisório, onde recebam acompanhamento de psicólogos para que possam se readaptar ao convívio com os pais biológicos, que também irão para esse espaço. A readaptação do convívio deve durar, no mínimo, 15 dias, conforme a determinação. Depois, as crianças retornam para a cidade de Monte Santo, no sertão baiano, de onde foram levadas. (G1)

Comente agora
27
Nov
Atleta de Sto. Antº de Jesus vence Circuito SESI em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 11:36h

No último domingo (25) o atleta santoantoniense Gilenildo Batista, conhecido como “Cobra” participou do Circuito SESI 10 km em Salvador. Em entrevista a Recôncavo FM, ele salientou que correu 5 km numa prova difícil na beira da orla na Barra, mas teve a felicidade de consegui a vitória no dia de seu aniversário. “Espero dia 28 ir pra São Paulo correr na São Silvestre pedindo a Deus força cada vez mais. Isso é muito importante pra mim”, disse.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
27
Nov
Passagem de avião para o Ano Novo sobe até R$ 2.520 em uma semana
Postado por: Letícia Oliveira / 11:22h

Quem pretende viajar nas festas de final de ano deve comprar os bilhetes o quanto antes. Economizar não é fácil em um período de tanta procura, mas deixar para a última hora pode ser ainda pior. Levantamento do jornal "Agora" mostra que, em uma semana, o preço dos tíquetes chegou a subir até R$ 2.520. Foi o aumento registrado no bilhete de ida e volta entre Guarulhos e Salvador para o Ano Novo. A primeira pesquisa foi feita no dia 16 de novembro, e a segunda, uma semana depois, na última sexta-feira (23). Foram analisadas passagens para o Natal e para o Ano-Novo, com partida em São Paulo e destino em outras cinco cidades do país. As passagens de Réveillon foram as que tiveram o maior aumento: em média, R$ 562. Em oito dos 20 voos pesquisados, os bilhetes esgotaram. 

No Natal, a procura pareceu ser um pouco menor: os preços aumentaram, na média, R$ 330 --e só um voo lotou. Também tiveram exceções: dois voos ficaram mais baratos e alguns destinos, que tinham bilhetes esgotados, passaram a ser oferecidos (o que costuma acontecer quando abre um voo extra). Segundo Lenine Lamounier, diretor comercial da Master Turismo, a variação das passagens depende da oferta e da procura e, portanto, é difícil prever o que vai acontecer com os preços. Ele diz que, para um mesmo voo, o preço varia até 500% entre o início da oferta e a última hora --uma passagem que começa custando R$ 150, por exemplo, pode chegar a R$ 900. Para o final do ano, ele estima que os preços ainda podem quadruplicar. "Podemos dizer que uma passagem que hoje custa R$ 300 pode chegar a R$ 1200", diz Lamounier. (Uol)
Comente agora
27
Nov
Policial militar em moto atropela animal e morre na BA-381, diz PRE
Postado por: Letícia Oliveira / 11:18h

O soldado da Polícia Militar Pedro Batista Viana Junior, de 31 anos, morreu após atropelar um animal na madrugada desta terça-feira (27), quando trafegava de moto pela BA-381, no trecho entre as cidades de Cansanção e Itiúba, na Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta as 3h45 da madrugada, no km-4 da rodovia. De acordo com a Polícia Militar, Pedro Batista era lotado na 4ª companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Senhor do Bonfim. Ainda não há informações sobre o sepultamento do soldado. (G1)

Comente agora
27
Nov
Corpos de adolescentes desaparecidos são encontrados em Nova Canaã
Postado por: Letícia Oliveira / 11:16h
Na manhã de segunda-feira (26), dois corpos, em estado de decomposição avançada, foram encontrados em uma estrada que dá acesso ao distrito de Icaraí, próximo a cidade de Nova Canaã, a 490 km de Salvador. Igor Silva Mota, 16 anos, foi identificado pela Polícia Civil do município, ele era morador do bairro Urbis VI, em Vitória da Conquista. O outro corpo foi identificado apenas como Wesley, que seria um residente do bairro Vila América, também em Conquista. Parentes das vítimas estiveram em Nova Canaã na tarde de ontem. 
Os corpos foram encontrados em um matagal por um fazendeiro que passava pelo lugar. Os adolescentes estavam desaparecidos há alguns dias e as famílias já teriam visitado a cidade a procura dos dois ou de informações sobre o paradeiro deles. Os dois adolescentes foram mortos a tiros, e não existem pistas sobre quem seria o autor dos disparos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento da Polícia Técnica de Vitória da Conquista. (Foto: IguaiMix)
Comente agora
27
Nov
Mais de 16 milhões de trabalhadores sacaram o abono salarial desde julho
Postado por: Letícia Oliveira / 11:10h

Mais de 16 milhões de trabalhadores sacaram o abono salarial desde julho de 2012, quando começaram os pagamentos referentes ao exercício 2012/2013. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estima que cerca de 79% dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenham recebido o abono nesse período por meio do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o que corresponde a um ponto percentual a mais do que os trabalhadores que receberam o benefício em 2011. No total, 20,4 milhões de trabalhadores têm o direito ao abono. O calendário de pagamentos vai até junho de 2013.

O abono é o pagamento de um salário mínimo (R$ 622) a trabalhadores que receberam ao longo do ano, em média, até dois salários mínimos (cerca de R$ 1,2 mil). Para receber, a pessoa deve ser celetista ou estatutária, beneficiária do INSS e ter cadastro no PIS (da Caixa Econômica Federal) ou no Pasep (no Banco do Brasil). O PIS pode ser sacado nas agências bancárias da Caixa, em caixas eletrônicos (mediante a validação do Cartão Cidadão), lotéricas ou postos Caixa Aqui. O Pasep pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil. Para receber o abono, o trabalhador deverá ter em mãos um documento de identificação com foto e o número do PIS ou do Pasep. As informações são da Agência Brasil.

Comente agora
27
Nov
Citado em reportagem, César Borges explica relação com investigada pela PF
Postado por: Letícia Oliveira / 11:07h

O vice-presidente de Governo do Banco do Brasil encaminhou nota à imprensa explicando sua relação com a ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha, indiciada pela Polícia Federal em razão da operação Porto Seguro, que investiga fraudes em pareceres técnicos para beneficiarem empresas provadas. “Nunca recebi solicitação da Sra. Rosemary Nóvoa de Noronha para qualquer finalidade”, afirmou, depois de ser citado  em uma reportagem do Jornal Nacional veiculada no sábado, que aponta uma suposta reunião entre o ex-senador e os irmãos Vieira, também investigados pela PF. “Pelo visto, as pessoas mencionadas na reportagem fizeram uso indevido do meu nome para tentar demonstrar prestígio, expediente esse que reprovo” e afirmou estar “à disposição para esclarecimentos adicionais, se necessário”, concluiu.

Comente agora
27
Nov
Paraguai será único país na América Latina com recessão em 2012
Postado por: Letícia Oliveira / 11:04h

O Paraguai será o único país da América Latina a registrar recessão este ano, segundo dados do Cadep (Centro de Análises e Difusão da Economia Paraguaia), com sede em Assunção. O instituto estima que esta retração do Produto Interno Bruto (PIB) ficaria entre 0,5% e 1,5%. Dados similares foram divulgados pelo Ministério da Fazenda, que prevê uma queda de 0,8% do PIB. Em junho, a Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) informou que o Paraguai tinha sido o único a ter recessão nos primeiros três meses do ano. Em 2011, a economia paraguaia cresceu 3,5% e em 2010 foi a que teve maior expansão na América Latina, com 15%, confirmando sua “trajetória de volatilidade”, como disse o economista paraguaio Fernando Masi, do Cadep. A expectativa do governo e da iniciativa privada é de que a economia volte a registrar resultados turbinados em 2013, com o aumento do PIB, que ficaria entre 9% e 10%, de acordo com dados de organismos internacionais citados pelo Ministério da Fazenda.  (BBC)

Comente agora
27
Nov
ANP reabre inscrições para concurso com salários de até R$11 mil
Postado por: Letícia Oliveira / 11:02h

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) reabre nesta quarta-feira (28), as inscrições para o concurso público com 152 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior, sendo 11 vagas reservadas para candidatos com deficiência. As oportunidades são para as cidades de Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Belo Horizonte e São Paulo, e os salários variam de R$ 9.623,20 a R$ 11.374. São 22 vagas para analista administrativo e 15 para especialista em geologia e geofísica do petróleo e gás natural e 115 para especialista em regulação de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de dezembro pelo site do concurso. A taxa de inscrição para as vagas de analista é de R$ 80 e de R$ 100 para especialista. 

O processo seletivo constará de provas objetivas, de conhecimentos básicos e específicos, que serão aplicadas no dia 13 de janeiro; prova discursiva, que compreende uma redação de texto dissertativo e duas questões práticas; e avaliação de títulos. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma única vez, pelo mesmo período. Os aprovados para os cargos de especialista em geologia e geofísica do petróleo e gás natural e especialista em regulação do petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural passarão por um curso de formação que será ministrado na cidade do Rio de Janeiro. (Correio)

Comente agora
27
Nov
Bárbara Evans sobre a 'playboy': 'não me arrependo, mas não faria de novo'
Postado por: Letícia Oliveira / 10:56h

Há um ano, Bárbara Evans ilustrou as bancas do país como capa da “Playboy”. Hoje, a filha de Monique Evans afirma que aquela fase passou: “Financeiramente me ajudou muito. Comprei carro, guardei dinheiro e fiz compras em Miami. Não me arrependo, mas não faria de novo. Foi um momento que passou na minha vida. Não é a minha”, conclui, sobre o ensaio de dezembro de 2011. Com humor, a modelo relembra que foi para os Estados Unidos levando uma mala praticamente vazia e voltou carregada. “Viajei para Miami para gastar um pouco. Fui para um outlet com uma mala. Eu ia comprando e arrastando a mala pelos corredores. Fui com meia mala e voltei com três”, sorri. “Na verdade, eu gosto muito mais de dar presentes do que comprar pra mim. Eu vejo algo que é a cara de alguém e compro”, completa. Sem revelar o cachê, Bárbara conta que o dinheiro daria para comprar um apartamento, mas, como a mãe mora em São Paulo, e ela fica sozinha no Rio, ela optou por guardar o restante da quantia. (Extra)

Comente agora
27
Nov
Febre Aftosa: declaração deve ser feita 15 dias a partir da compra da vacina
Postado por: Letícia Oliveira / 10:51h

O Gerente da Adab de Santo Antônio de Jesus e região Luís Geraldo em entrevista a Recôncavo FM na manhã desta terça-feira (27) falou sobre a campanha de vacinação contra febre aftosa. De acordo com ele, a campanha foi prorrogada até o dia 30 de dezembro pra vacinar apenas os animais com menos de 02 anos, mas se o proprietário tiver na fazenda apenas animais com mais de 02 anos, ele pode comparecer na Adab para fazer a declaração, caso contrário o mesmo será multado por ser considerado inadimplente. Ele explicou que a gerência do município tem um total de 136.000 bovinos de 0 a 15 anos que precisarão ser declarados na Adab, sendo preciso vacinar 56.695 animais.

“A declaração não é até o dia 15 de dezembro e sim quinze dias contados a partir da compra da vacina, então se ele vacinou no dia primeiro e deixou pra declarar no dia 17 já está fora do prazo, porém temos aceitado isso”, explicou. O gerente salientou que o Ministério da Agricultura faz uma análise rigorosa da vacina antes de ser envasada, sendo que a empresa que faz o serviço é uma só, então o método do processo é o mesmo. “O transporte da fábrica para as revendas ou distribuidoras é feito em caminhão isotérmico e essa temperatura é controlada em vários pontos da viagem, esse caminhão é vistoriado, quando não vem de avião. Quando sai da revenda é colocado em caixas isotérmicas um terço de vacina com dois terços de gelo, só podendo ser colocada na geladeira depois de um preposto da ADAB ir à casa de produtos veterinários ver se ela realmente chegou daquele jeito, caso contrário fica por ali mesmo”, acrescentou. Ele pediu aos comerciantes de que orientem na hora da compra sobre o tamanho do isopor que tem sido muito pequeno para a quantidade de vacina. Ainda conforme Geraldo é preciso estar atento também com relação a agulha que é utilizada para a plicar a vacina no animal. Luís Geraldo afirmou que é preciso vestir a camisa e correr atrás, entendendo que somos responsáveis não só por ganhar o dinheiro, mas sim ganhar recurso para o município, estado e país. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
27
Nov
Projeto prevê isenção de Imposto de Renda para 13º salário
Postado por: Letícia Oliveira / 10:01h

O 13º salário dos trabalhadores pode ficar isento do Imposto de Renda (IR), caso o Projeto de Lei do Senado 266/2012 seja aprovado. A proposta modifica a Lei 7.713, de 22 de dezembro de 1988, que garante que sobre a gratificação natalina também haja incidência de contribuição ao INSS. Essa, porém, seria mantida. Hoje, quem recebe o benefício em duas parcelas sofre os descontos apenas na segunda. A proposta de isenção de IR para o 13º está sendo analisada no Senado pela Comissão de Assuntos Sociais e, se for aprovada, seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos em caráter terminativo, ou seja, sem precisar ir para votação em plenário.

Segundo o senador Lobão Filho (PMDB-AM), autor do projeto, o fim da cobrança do IR sobre o abono eleva a renda dos trabalhadores e, com isso, permite o aumento do consumo, o que contribui para o crescimento do país. Para o parlamentar, essa medida não comprometeria o orçamento do governo, já que o valor vai retornar para os cofres públicos por meio de tributos relacionados ao consumo, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as contribuições para os programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), além da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). (Extra)

Comente agora
27
Nov
Dicas do nutricionista para prevenção da Osteoporose
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

(*) Colunista Dr. Edilson Andrade Neiva

Osteopenia e osteoporose são duas palavras que passaram a fazer parte do nosso vocabulário com grande freqüência, na última década. Muitos ouvem o diagnóstico destas doenças e, mesmo sem compreender muito bem a gravidade da situação, têm a noção de que elas estão relacionadas à presença de ossos frágeis e propensos à fratura. "Sim, quem tem osteoporose pode fraturar um osso simplesmente tossindo, espirrando ou mudando de posição bruscamente".

A obesidade é um fator de risco para a saúde e para a osteoporose: por isso mantenha seu peso ideal;

Evitar alimentos ricos em sal (salame, patês, presuntos, caldos concentrados, alimentos defumados) e, diminua a adição de sal nos alimentos na hora de preparo e à mesa;

Consumir   alimentos ricos em cálcio, como leites, queijos, iogurtes, entre outros;

Consuma mais cereais integrais como arroz, pães, macarrão, farinha integral, aveia, centeio, verduras cruas e frutas com casca, para sua alimentação ser mais rica em fibras, vitaminas e sais minerais.

Leia mais...


Nutricionista: Dr. Edilson Andrade Neiva - Graduado em Nutrição, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Pós-graduando em Nutrição Esportiva/Diretor da Clínica Nutrislim

3 comentários
27
Nov
Juiz Cássio Miranda é eleito novo Presidente do COJE
Postado por: Letícia Oliveira / 09:56h

O juiz ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Dr. Cássio Miranda, foi eleito o novo Presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE), em evento realizado em Brasília na última sexta-feira. A eleição ocorreu durante a II Reunião do COJE e o juiz eleito cumprirá mandato de um ano. O TRE Notícias desta semana, boletim eletrônico do TRE-BA, traz matéria mostrando como foi o IV Encontro Nacional de Ouvidorias Eleitorais, evento que ocorreu entre os dias 21 e 23 de novembro, em Brasília, e contou com a participação de representantes do TRE-BA. No vídeo, ouvimos Dr. Cássio Miranda e a servidora do TRE-BA, Fernanda Chagas.

Comente agora
27
Nov
Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação
Postado por: Letícia Oliveira / 09:55h

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países. Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong. Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição. Os resultados foram compilados a partir de notas de testes efetuados por estudantes desses países entre 2006 e 2010. Além disso, critérios como a quantidade de alunos que ingressam na universidade também foram empregados. (BBC)

Um comentário
27
Nov
Confiança da indústria tem queda de 0,8% em novembro, diz FGV
Postado por: Letícia Oliveira / 09:53h
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou queda de 0,8% de outubro para novembro, ao passar de 106 pontos para 105,2 pontos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) e apontam que a diminuição do otimismo em relação aos meses seguintes foi a principal causa para o resultado, além de um ajuste nas previsões para a produção física no curto prazo. Um dos subíndices que compõem o ICI, o Índice de Expectativas (IE) caiu 1%, para 104,2 pontos, e ficou acima da média histórica recente (127 pontos) pelo terceiro mês seguido. O Índice da Situação Atual (ISA) apresentou redução de 0,6% e ficou em 106,2 pontos. Com isso, retornou a um patamar inferior à média (113,4 pontos). Segundo a FGV, a combinação dos resultados do ISA e do IE sinalizam perda de fôlego no ritmo de recuperação da atividade industrial em relação aos meses anteriores. O item que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios teve a principal influência para a redução do ISA no período, ao diminuir 1,2%, para 112,7 pontos, patamar inferior à média (113,4 pontos). A parcela de empresas que consideram a situação atual fraca aumentou de 11% para 12,8%. Já a parcela que considera a situação boa subiu de 25,1% para 25,5%. 
Comente agora
27
Nov
Dicas do Restaurante Lua Cheia: Brigadeiro crocante
Postado por: Letícia Oliveira / 09:51h

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 latas de creme de leite
2 colheres (sopa) de conhaque
1 pacote de biscoito maisena picado grosseiramente
150 g de chocolate ao leite picado

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, a margarina e o chocolate em pó. Leve ao fogo, mexendo sempre até dar ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo, junte o creme de leite e o conhaque. Deixe esfriar, misture o biscoito e o chocolate picado. Distribua em taças individuais e leve-as para gelar. Dica: se preferir, coloque em uma única travessa bem bonita.

Comente agora
27
Nov
Milha filha virou mocinha... E agora?
Postado por: Letícia Oliveira / 09:47h

Os seios dão o primeiro sinal: a menina está virando moça. Cerca de seis meses depois, vêm os pelos pubianos e, em até dois anos, a primeira menstruação. Essa etapa é cheia de novidades físicas e emocionais para a pré-adolescente. "A menina passa por mudanças no próprio corpo sobre as quais não tem controle e ainda precisa adotar novos hábitos, como usar sutiã, absorvente e, mais tarde, até um método anticoncepcional", explica a psicanalista Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima, de São Paulo. O importante para que a jovem encare esse momento com segurança e tranquilidade, segundo ela, é que os pais mantenham um canal de comunicação aberto com a filha, e bem antes da primeira menstruação. Entenda essa fase e saiba como orientar sua filha em suas principais dúvidas.

Procure ajuda

Para esclarecer dúvidas, leve sua filha ao médico

Sua filha está crescendo e a melhor forma de ajudá-la é, além de informar e conversar bastante, buscar ajuda especializada. O ginecologista é o melhor especialista para orientar a jovem sobre as mudanças que ocorrem no corpo e esclarecer todas as dúvidas sobre métodos contraceptivos (para evitar a gravidez) e formas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a Aids.

E o que acontece com os meninos pré-adolescentes?

Comente agora
27
Nov
Quadrilha de arrombadores é presa em Vitória da Conquista
Postado por: Letícia Oliveira / 09:41h
A Polícia Civil prendeu nessa segunda-feira (26) uma quadrilha especializada em arrombar estabelecimentos comerciais em Vitória da Conquista, na região Sudoeste do estado. Foram presos Mauro Fernandes Amaral, 38 anos, Waldo José de Deus Souza, 26, Luiz Henrique de Souza Almeida, 26, e Miraldo Cordeiro Silva, 24. Na residência dos acusados foram encontrados um revólver calibre 38, munição, drogas, roupas, calçados, perfumes, celulares, vários aparelhos eletrônicos, além de material de construção. Os criminosos vendiam os produtos roubados e somente nos últimos dias furtaram cerca de 20 lojas. Eles agiam de forma simples e com bastante agilidade, furtando qualquer coisa que estivesse de fácil alcance. (Aratu/Fotos: Blitz Conquista)
Comente agora
27
Nov
Ocorrências registradas no HRSAJ nas últimas 24 horas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:39h

- Romilson Reis de Almeida, 35 anos, residente em Maragojipe foi socorrido para a emergência do HRSAJ após sofrer acidente de moto. Ele recebeu cuidados médicos.

- Fábio Santos Santana, 35 anos, residente na Fazenda Rio Vermelho em Elísio Medrado foi vítima de acidente. Ele foi socorrido para a emergência do HRSAJ onde recebeu cuidados médicos.

- Juarez Souza dos Santos, 27 anos, residente no Alto Sobradinho em Santo Antônio de Jesus sofreu acidente com moto.

- Israel Santos Teixeira, 24 anos, residente no Povoado Laranjeira em Mutuípe sofreu acidente com moto. Ele foi socorrido para a emergência do HRSAJ onde recebeu atendimento médico.

- Jorge dos Santos foi socorrido pelo SAMU para o HRSAJ alcoolizado com corte na testa e caído. Ele deu entrada no último domingo (25) à noite.

Comente agora
27
Nov
Pastor Silas Malafaia participa de audiência sobre "cura gay" em Brasília
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:28h
Nesta terça-feira (27) o pastor Silas Malafaia estará participando de uma Audiência Pública sobre o projeto chamado “cura gay” que será realizada em Brasília pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O diálogo aberto ouvirá o posicionamento do pastor presidente da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo e também do presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Cota Verona, a psicóloga Marisa Lobo, e o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexual. 

O objetivo é debater o Projeto de Decreto Legislativo 234/2011 apresentado pelo deputado João Campos (PSDB-GO) que tenta sustar partes da Resolução do CPF que falam sobre a relação do profissional de psicologia em prestar atendimento quanto à orientação sexual de seus pacientes. A última audiência sobre o tema foi bastante tumultuada, a psicóloga Marisa Lobo foi alvo de protestos de grupos gays que não aceitam a posição da profissional sobre o tratamento da homossexualidade e por isso eles levantaram cartazes com dizeres como “Marisa cura meu heterossexualismo”. A reunião terá início às 14h30 no Plenário 07 do Anexo II da Câmara dos Deputados. (Gospel Prime)

2 comentários
27
Nov
Antecipe sua ceia: Aproveitar as ofertas semanais é uma dica para gastar menos
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:21h

Sim. Esta é mais uma reportagem sobre o que você deve fazer com a primeira parcela do seu décimo terceiro, que sai esta semana. Mas, antes de virar os olhos para cima e dar aquela suspirada sem paciência, pense que não seria nada mal se sobrasse um pouquinho desse dinheiro, não é? Se você não tem dívidas nem compras urgentes para fazer, que tal começar a comprar os produtos da ceia de Natal e economizar até 30% do que gastaria se deixasse para comprar tudo de vez, em cima da hora? A dica é do presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), Teobaldo Luís da Costa. “O ideal é ir comprando aos poucos, aproveitando as promoções. Toda semana alguém faz promoção de alguma coisa”, sugere. Se você gostou da ideia, mas acha que vai ficar com preguiça de ir no mercado toda semana, o Correio já te adiantou o trabalho desta semana. Percorremos no sábado os quatro principais supermercados de Salvador para conferir onde estavam os itens natalinos mais baratos e... adivinha! Cada mercado tem o seu trunfo. 

Em Salvador, no Bompreço, por exemplo, o quilo do peru Sadia custa R$ 14,18, mais barato que no GBarbosa, onde o mesmo produto custa R$ 15,40. Em compensação, no GBarbosa, o Chester Perdigão é mais barato que no Bompreço: R$ 13,98 x R$ 14,78. No sábado, o Atakarejo e o Extra ainda não estavam vendendo os dois produtos. Segundo o presidente da Abase, que também é dono do Atakarejo, isso é só uma questão de tempo, pouquíssimo tempo. “Até o final da semana, todos os mercados já devem estar abastecidos”, garantiu. Lá no Atakarejo, o Panetone Bauducco de 750g custa mais barato que no Bompreço (veja lista ao lado). Já o Tommy custa exatamente o mesmo valor que no GBarbosa: 6,39. Mas, como se diz na Bahia, você não matou sua mãe de badogue para comprar cada item da ceia em um mercado diferente...

Comente agora
27
Nov
Madrinha da bateria da Águia de Ouro posa em clima pin-up
Postado por: Letícia Oliveira / 09:18h

Cinthia Santos, que é madrinha da Águia de Ouro e que também interpreta á Índia Potira na Escolinha do Gugu, posou em clima pin-up para um site especializado em moda retrô, o Garota Pinup. Nas fotos, Cinthia surge bem sensual com uniformes militares, bem no estilo dos anos 1950, para as lentes de Ronaldo Pavan. O Museu da Companhia Aérea da TAM, em São Paulo, serviu de cenário para o ensaio com direção de Ricardo Ferrari. (Ego)

Comente agora
27
Nov
Abrigos de Salvador tem 240 crianças esperando por um processo de adoção
Postado por: Letícia Oliveira / 09:15h

Dois irmãos e um mesmo sonho: conquistar uma família. Esta é a realidade dos pequenos Juarez e Júnior Francisco Gonzales, de 9 e 11 anos. Eles vivem no Abrigo Pérolas de Cristo, no bairro de Tubarão, desde 2007. Órfãos de mãe, os irmãos que são do interior do estado, estão em Salvador à espera de adoção. “Sonho em ter uma família, um pai e uma mãe. Espero que no final do ano a gente encontre uma casa para morar”, disse o tímido Juarez, que enquanto conversava com a equipe da Tribuna, economizava palavras e mantinha o olhar distante. Dados do Juizado da 1ª Vara da Infância e da Juventude apontam que atualmente 750 crianças e adolescentes com idades de 0 a 17 anos vivem nos 26 abrigos da capital. Destes, 240 estão habilitados, esperando o processo de adoção imediata, e outros 130 possuem algum tipo de deficiência física ou mental. No caso dos irmãos Juarez e Júnior, a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude, Karla Andrea Barnuevo Azevedo, explica qual o principal fator complicador para a adoção.

Comente agora
27
Nov
Professores estaduais paralisam atividades
Postado por: Letícia Oliveira / 09:11h

Após a greve de 115 dias no início deste ano, os professores da rede estadual da Bahia paralisam as atividades nesta terça-feira (27) em protesto contra o calendário do ano letivo de 2013. Por conta da diferença na quantidade de dias em greve entre as escolas baianas, o Governo do Estado aprovou dois calendários distintos, um com início em março e outro, em abril. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) reprova a decisão e reivindica uma data única. A categoria se reúne em assembleia nesta terça, às 9h, no Ginásio dos Bancários, para defender a proposta e o reajuste salarial, aprovado em 14% pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (26). "Não podemos realizar a matrícula e ter férias em períodos diferentes, por isso defendemos o calendário único. Também aprovamos uma mobilização permanente para cobrar os pleitos que não foram atendidos no final da greve", afirmou Ivana Leony, diretora social da APLB, para o A Tarde.

Comente agora
27
Nov
Estado de saúde de Cachoeira é grave, diz médico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:09h

Há um clima de apreensão e ansiedade cercando o contraventor Carlos Augusto Ramos de Almeida, o Carlinhos Cachoeira, acusado de chefiar a máfia dos caça-níqueis em Goiás. Após ser internado na noite de domingo, 25, com um quadro clínico de diarreia e transtorno de conduta, médicos do Instituto de Neurologia de Goiânia, localizado no Setor Bueno, bairro nobre de Goiânia, descobriram que os cabelos brancos de Cachoeira devem-se a um envelhecimento precoce. “Ele envelheceu de cinco a seis anos no período em que ficou preso”, avaliou o médico hematologista César Leite. “O estado dele é grave, cronicamente”. Cachoeira foi preso em 29 de fevereiro, durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que provocou grande abalo na quadrilha chefiada por Cachoeira que controlava uma rede de jogos ilegais em Goiânia. No total, ficou 266 dias encarcerado. (Estadão)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com