As comentadas


Bom dia , Sábado, 29/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

26
Ago
Presença da Força Nacional não impede novos distúrbios em cidade no sul da Bahia
Postado por: Samile Damasceno / 14:38h

Menos de uma semana após a chegada de policiais da Força Nacional a Buerarema (BA), os moradores da pequena cidade – localizada a cerca de 240 quilômetros de Salvador – voltaram a viver momentos de grande tensão durante o fim de semana. Casas foram incendiadas e ao menos uma loja e uma agência dos Correios foram depredadas. Neste momento, dezenas de produtores rurais estão acampados na cidade devido à ocupação de suas propriedades, nas últimas semanas, por índios tupinambás. No sábado (24), policiais militares chegaram a usar bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral para conter os ânimos. Segundo o escrivão da delegacia de Buerarema, Clériston Espínola de Azevedo, os distúrbios começaram depois que produtores rurais, segundo alegaram, foram provocados por índios armados que circularam de automóvel no centro da cidade. “A cidade virou uma praça de guerra e se o governo federal não intervir para resolver a situação, a tendência é a coisa piorar”, disse o escrivão. (Agência Brasil)

Comente agora
26
Ago
Governo entrega mais de 600 casas do programa "Minha Casa, Minha Vida" em Jequié
Postado por: Samile Damasceno / 14:33h

O governador Jaques Wagner (PT) inaugurou, nesta segunda-feira (26), dois condomínios residenciais na cidade de Jequié, município do Sudoeste da Bahia. Como parte do programa "Minha Casa, Minha Vida", os Jardins da Cachoeirinha I e II irão beneficiar mais de 2.700 pessoas. Foram 698 unidades, sendo 485 no primeiro condomínio e 213 o segundo. Cada casa conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os residenciais ficam localizados na Rua Estrada de Ferro s/n, bairro Jequiezinho. Desde a criação do programa, cerca de 1.600 residências já foram entregues e Jequié. Outras 600 estão em fase de construção. 

Comente agora
26
Ago
Quatro homens assaltam Banco do Bradesco da cidade de Conceição do Almeida
Postado por: Samile Damasceno / 14:28h

*Carro usado pelos assaltantes

Por volta do meio dia desta segunda-feira (26), quatro homens realizaram um assalto à uma agência do Banco Bradesco na cidade de Conceição do Almeida. No momento, alguns clientes que estavam dentro do banco passaram mal, bem como um vereador do município. Segundo informações da polícia, o carro utilizado na ação, um Renault Sandero, cor grafite, placa policial NTH 9477, com licença da cidade de Salvador, foi encontrado em uma estrada que dá acesso à cidade de São Felipe. Os assaltantes conseguiram levar alguns malotes de dinheiro da agência e também alguns pertences dos clientes. Ainda não há informações sobre o valor que foi subtraído. As polícias civil e militar estão trabalhando para buscar informações sobre os assaltantes e saber qual rumo os mesmos tomaram. 

Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Samile Damasceno

2 comentários
26
Ago
Brasileira é barrada em voo para a Indonésia após piada de pai sobre terrorismo
Postado por: Samile Damasceno / 14:18h
  • Thaís foi impedida de viajar após piada do pai sobre terrorismo

Uma mulher recém-formada em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (UPS) foi impedida de embarcar em um voo internacional neste domingo (25), após uma piada feita pelo seu pai no aeroporto de Cumbica, em São Paulo. Thaís Buratto da Silva, de 24 anos, iria viajar pela Qatar Airways com destino a Bali, na Indonésia, e já havia respondido o questionário anterior ao check-in quando seu pai, Renato Camargo da Silva, 55, economista, disse em tom de brincadeira: "que bom que não acharam que você era terrorista". A piada, contudo, não foi bem aceita pelos funcionários da companhia aérea, que retiraram os dois da fila e decidiram que a jovem não poderia mais embarcar no voo. O motivo? A referência ao terrorismo feita por Renato. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o economista comenta que achou a medida desproporcional: "Eu não entendi a reação, foi completamente despropositada".Thaís afirma que tentou explicar o comentário do pai e diz que se dispôs a ter toda a bagagem revistada ou mesmo a viajar apenas com os documentos, mas ainda assim foi impedida. Ela participaria do 6º Congresso anual "Parceria dos Serviços Ecossistêmicos" e as passagens, que custaram R$ 6.030 foram pagas pela USP. 

Comente agora
26
Ago
Em PE, médicos estrangeiros têm aula de português e sobre o SUS
Postado por: Samile Damasceno / 14:10h
  • Médicos estrangeiros têm aula sobre o SUS (Foto: Lorena Aquino/G1)

Os 115 médicos estrangeiros que desembarcaram no Recife no último fim de semana para atuar como parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal, vão participar de um curso de três semanas a partir desta segunda-feira (26) no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Vitória de Santo Antão, Região Metropolitana do Recife. Durante esta capacitação, os estrangeiros e brasileiros formados no exterior vão conhecer melhor a língua portuguesa e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). As aulas para outros profissionais do programa também começam nesta segunda em  Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em bom português, o médico italiano Filipo Santini contou que, para ele, o programa é uma oportunidade interessante para continuar os estudos na área. "Fiz parte do meu trabalho de conclusão de curso aqui no Recife, sobre a acessibilidade ao SUS através dos programas de saúde da família. [O Mais Médicos] é uma continuação ideal para mim, como profissional, que sempre achei interessante o trabalho aqui no Brasil", disse. 

Comente agora
26
Ago
Paciente idoso precisa de cirurgia e médicos do HRSAJ dão alta; Hospital se justifica
Postado por: Samile Damasceno / 14:06h

Uma cidadã identificada como Leide, residente em Santo Antônio de Jesus, entrou em contato com a Rádio RBR para reclamar do tratamento que seu pai recebeu no Hospital Regional deste município. Leide explica que seu pai, senhor Anastácio, está com 72 anos e quebrou a perna após cair de moto, precisando fazer uma cirurgia urgente. “Mas os médicos deram alta para ele, mesmo com a perna quebrada e sem a cirurgia. Eles informaram que o paciente só pode retornar quando a operação for marcada”, relata. A cidadã ainda afirma que seu pai é hipertenso, diabético e está com vários hematomas devido à queda. “Nessa situação, ele não tem condições de voltar para casa e ainda reside na zona rural. Já estou com medo de precisar amputar a perna por falta de atendimento”, disse. Ela ainda informa que o médico que estava de plantão ontem na unidade solicitou que preparasse todos os exames para realizar a cirurgia, mas o plantonista de hoje liberou o paciente para ir para casa. “Já procurei a direção, procurei a assistência social, o SAC, mas ninguém resolveu e não sei mais a quem procurar”, reclamou.

Direito de Resposta

A assessora de comunicação do HRSAJ, Andréa Sued, informou que o paciente já recebeu o primeiro procedimento e o Hospital quer mandá-lo para casa porque possui outras cirurgias mais graves do que a situação do senhor Anastácio. O paciente já foi medicado e um corte que sofreu já foi fechado. 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

2 comentários
26
Ago
TRE-BA abre vagas de estágio para estudantes de nível superior
Postado por: Samile Damasceno / 13:58h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), através da Coordenadoria (COEDE/SGP), está com vagas abertas para contratação de estagiários de nível superior para trabalhar em Salvador. Interessados em participar do processo seletivo poderão se inscrever no site da instituição desta segunda-feira (26) até o dia 4 de setembro. A seleção ocorrerá em uma única etapa, através de prova com questões objetivas, no dia 22 de setembro. A avaliação cobrará conteúdos de Língua Portuguesa e conhecimentos específicos. Estudantes de Direito, Administração, Psicologia, Engenharia, Enfermagem dentre outras áreas do ensino superior terão como jornada de trabalho a carga horária 20 horas semanais. O concurso também se destina ao preenchimento de vagas para cadastro de reserva e terá validade de um ano, com possível prorrogação de mais um ano a critério da Administração do Tribunal. São oferecidas 19 vagas, sendo 520 o limite de estudantes inscritos. Do total, 10% das vagas são destinadas a candidatos com deficiência, que deverão informar previamente as condições de acessibilidade para a realização das provas.  

VEJA O EDITAL

Respeitando-se a ordem de classificação e o número de vagas, os candidatos aprovados serão convocados de imediato para execução das atividades no TRE-BA. 

Comente agora
26
Ago
Foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo para Professor do Estado
Postado por: Laiana Vieira / 13:53h

O Secretário da Educação do Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Edital 005/2013 publicado no Diário Oficial do Estado em 06/08/2013, torna pública a prorrogação das Inscrições do Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo- REDA para função de Professor da Educação Profissional e de Professor da Educação Básica das Unidades Escolares Estaduais até o dia 08 de setembro de 2013, com pagamento do Boleto Bancário até 09 de setembro do mesmo ano.  Os títulos deverão ser encaminhados até o dia 09 de setembro de 2013 com as mesmas especificações e endereços constantes no item 6.6 do Edital nº 005/2013, observando-se que não serão avaliados os títulos postados após 09 de setembro. A aplicação das provas Objetivas será realizada no dia 22 de setembro de 2013 (domingo), em turno e horário a ser divulgado no cartão de Convocação, disponibilizado no site www.consultec.com.br. As demais disposições e determinações do Edital 004/2013 ficam mantidas.

 Laiana Vieira- Ascom/DIREC4

Comente agora
26
Ago
César Borges não descarta candidatura ao governo da Bahia em 2014
Postado por: Samile Damasceno / 13:46h

Ministro dos Transporte do governo Dilma, o ex-governador da Bahia, César Borges (PR), foi o entrevistado do programa CBN Salvador 1º Edição, na manhã desta segunda-feira (26). Ao ser questionado sobre os investimentos realizados pela pasta voltados para Salvador, o Republicano citou a Via Expressa Baía de Todos os Santos, afirmando que a mesma irá beneficiar vários locais da capital e deve estar pronta no mês de setembro. “Um grande investimento que existe hoje, já em fase de conclusão, é a Via Expressa, que começa no Cabula, passa pela Rótula do Abacaxi, segue em direção a (Avenida) Barros Reis, Dois Leões, Estrada da Rainha, passa pelo túnel e chega até o porto de Salvador. Este é um dos grandes investimentos iniciados pelo Ministério dos Transportes, repassado para o governo do estado. Isso vai melhorar muito o tráfego da (Avenida) Bonocô e acredito que lá para meados de setembro a presidente Dilma deve desembarcar em Salvador para a inauguração”, disse.  (Correio)

Comente agora
26
Ago
Maria Gadú revela ter casado com a produtora Lua Leça
Postado por: Samile Damasceno / 13:42h

Há cinco anos atrás, quando surgiu no cenário musical, Maria Gadú era outra pessoa. Atualmente, se prepara para uma entrevista maquiada e penteada. Antigamente, o tênis All Star, a camisa larga e o boné eram sua marca registrada. Mais segura, ela acaba de lançar o CD Nós, uma compilação de composições de diversos artistas, entre eles Ana Carolina, Moska e Eagle-Eye Cherry. O novo álbum é motivo de comemoração. Mas não é o único. Há um ano e meio, Gadú se casou com a produtora Lua Leça. “Estou casada com a Lua vai fazer um ano. Não tenho problemas em falar sobre isso. Acho supernatural, é uma coisa que a gente abre para os outros. Somos um casal mesmo, não tem o que esconder. Moramos juntas, trabalhamos juntas e saímos juntas. Vivo uma vida normal e eu não encaro esse lance da sexualidade como notícia. Saber se sou gay, hétero ou bi não vai mudar a vida de ninguém, nem a minha", disse ela, em entrevista ao jornal O Dia. Não muda, mas Gadú muda. Ela adora se reinventar para não cair no tédio. Enquanto estiver viva, ela garante, vai se transformar quantas vezes for preciso. 

Comente agora
26
Ago
Viciado em crack, bicampeão da NBA desaparece após briga com Kardashian
Postado por: Samile Damasceno / 13:35h

O ala-pivô Lamar Odom, que defendeu o Los Angeles Clippers na última temporada, está desaparecido há mais de três dias, segundo informações do site TMZ. O jogador de 33 anos, que luta contra o vício em crack, brigou com a mulher Khloe Kardashian na quarta-feira, saiu de casa e está há cerca de 72 horas sem contato com nenhum amigo ou familiar. Bicampeão da NBA em 2009 e 2010, pelo Los Angeles Lakers, Odom foi posto para fora de casa por Kardashian por conta de atritos em relação ao vício do atleta. O jogador chegou a entrar em um programa de reabilitação no ano passado, mas ficou apenas três semanas internado. De acordo com o TMZ, a preocupação entre os familiares de Odom é que ele esteja em uma recaída e fazendo uso da droga. O problema com o crack teria piorado após o fim da temporada da NBA, já que o jogador ficou sem contrato com os Clippers. (Terra)

Comente agora
26
Ago
Governo da Bolívia cobra explicações do Brasil sobre caso Molina
Postado por: Samile Damasceno / 13:29h

O ministro da Presidência [o equivalente à Casa Civil], Juan Ramón Quintana, disse nesta segunda-feira (26) que o senador Roger Pinto Molina deixou o país como um "criminoso comum", já que tem ordem de prisão decretada e uma sentença condenatória de um ano por causar prejuízos econômicos ao Estado boliviano. De acordo com Quintana, o governo brasileiro terá que explicar as circunstâncias de entrada do boliviano no país. Molina, que liderou a oposição ao governo de Evo Morales, ficou quase 15 meses abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz desde que pediu asilo político ao Brasil, alegando perseguição política. O salvo-conduto era negado pelas autoridades bolivianas, que alegavam que o parlamentar responde a processos judiciais no país. Ontem, o Ministério das Relações Exteriores informou que abrirá um inquérito para apurar as circunstâncias da entrada do senador Molina no país. Pinto Molina chegou nesse domingo ao Brasil pela cidade de Corumbá (MS), onde se encontrou com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES). 

Comente agora
26
Ago
Deco anuncia sua aposentadoria do futebol: 'Meu corpo não permitiu'
Postado por: Samile Damasceno / 13:11h

Um dos grandes meias do futebol europeu nos últimos anos, Deco, nascido no Brasil e naturalizado português, anunciou sua aposentadoria do futebol na manhã desta segunda-feira aos 35 anos (completa 36 nesta terça), 17 deles dedicados ao futebol profissional. "É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores. Mas não estou conseguindo", disse Deco, através de um comunicado oficial de sua assessoria. "Quero agradecer ao Fluminense, Celso Barros e todos que trabalharam comigo nestes 3 anos e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos Brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz neste período no clube. Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu", completou o meia, que vem lutando contra as lesões recentemente.

Comente agora
26
Ago
Ceará: Sindicato entra com Adin contra Mais Médicos
Postado por: Samile Damasceno / 13:06h

O Sindicato dos Médicos do Ceará (Simce) entra nesta segunda-feira (26) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Mais Médicos. A informação é do presidente do Simce, José Maria Pontes. “Não somos contra a vinda de médicos cubanos a Fortaleza, mas esses médicos são da Escola Latino-Americana de Medicina e são proibidos de exercer a profissão em Cuba. então, porque eles podem exercer suas funções no Brasil?”, questiona Pontes. Nesta segunda-feira, 70 cubanos começam treinamento em Fortaleza para o programa Mais Médicos. O treinamento será de três semanas e eles serão avaliados por professores da Universidade Federal do Ceará e Escola de Saúde Pública do Ceará. Eles chegaram na tarde de domingo (25) direto de Havana. São 60% de médicas e 40% de médicos. Cada um deles tem curso de Medicina de seis anos e mais três anos de especialização. “Mais de 700 municípios ficaram sem médicos na primeira etapa do Mais Médicos e vamos preencher com estes médicos cubanos, portugueses, argentinos e espanhóis”, disse o secretário nacional de gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, presente no domingo à recepção aos médicos cubanos que chegaram portando bandeiras de Cuba e do Brasil. (Agência Estado)

Comente agora
26
Ago
Motociclista morre atropelado por carreta em Feira de Santana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:45h

O motociclista Alexandro da Silva Oliveira, 37 anos, morreu em um acidente na manhã desta segunda-feira (26), em Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador. Ele foi atropelado por um caminhão no km 520 da BR-324, nas proximidades da Pirelli, por volta de 7h. Alexandro estava indo para o trabalho em uma motocicleta CG, de placa JNG-9988, quando foi atingido pelo caminhão. O motorista fugiu sem prestar socorro. Colegas de trabalho da vítima disseram ao site local Acorda Cidade que o condutor do caminhão tentou fazer uma ultrapassagem e para evitar a colisão com o fundo de uma carreta, virou o veículo em direção à moto, provocando o acidente. A Polícia Rodoviária Federal precisou interrompeu o trânsito para a ViaBahia retirar o corpo da rodovia, provocando congestionamento. Alexandro trabalhava na empresa Express Logística. (Correio)

Comente agora
26
Ago
Sobre Secretária de Comunicação de SAJ que seria criada por Humberto, Neto afirma: “Não tenho vaidades”
Postado por: Elaine Brito / 12:13h

Na manhã desta segunda-feira (26), a Rádio RBR entrevistou o provável secretário de comunicação do município de Santo Antônio de Jesus Abílio Neto, conhecido por “Neto Publicidade”. Após perguntas provocativas sobre seu posicionamento momentâneo com relação à prometida repartição, Abílio desconversa e explica que está trabalhando nos bastidores, “quietinho”. “O prefeito Humberto Leite (PDT) sabe o que faz, somos todos soldados. Estamos aqui pra obedecer e estarei esperando, não tenho essas vaidades, a secretaria foi uma promessa feita após cobranças da imprensa. O gestor é quem pode afirmar se tem condição ou não de criar um novo secretariado. Pode demorar um ano, dois ou três, estarei ao lado dele. Não nasci secretário, nasci Neto do Benfica, um cara popular que gosta de estar no meio do povo”, desabafa.Questionando sobre as informações de que ele não assumiria mais a comunicação, Abílio assegura que Humberto nunca falou isso, “sempre o vejo comentando sobre Santo Antônio de Jesus, preocupado com a chuva e com as ruas. Vamos esperar pra ver. Vim aqui hoje como Neto Publicidade”, concluiu

Redação Voz da Bahia - Elaine Brito

Comente agora
26
Ago
Salvador: Operário cai de altura de 15 metros em obra na Pituba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:48h

O operário Roberto Oliveira de Jesus, de 20 anos, está sedado e entubado no Hospital Geral do Estado (HGE) depois de cair de uma altura de cerca de 15 metros em um canteiro de obra na Pituba na última quinta-feira, 22. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o quadro dele é estável. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (Sintracom-BA), Roberto foi encontrado caído na obra do edifício Mansão Artur Sá com diversas fraturas pelo corpo. Ninguém presenciou o acidente e não há informações de como o operário caiu. De acordo com a entidade de classe, foram registrados 72 acidentes com vítimas na construção civil na Bahia, sendo 30 referentes a quedas em canteiros de obra. Cinco pessoas morreram.

Comente agora
26
Ago
S. A. de Jesus: Assembleia discutirá possível paralização dos professores da rede municipal
Postado por: Elaine Brito / 11:38h

A coordenadora da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) de Santo Antônio de Jesus, Jucilane Barreto, em entrevista à Rádio Recôncavo FM, informou que acontecerá às 15h30, desta segunda feira (26), uma assembleia com todos os professores da rede municipal no auditório do Hotel Ilha Bela, próximo à agência dos Correios. Segundo Jucilane, a classe não alcançou grandes avanços na negociação, “o que ficou acordado com a Secretaria de Educação juntamente com a gestão municipal, é que se faria uma revisão na folha do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), e nos dariam uma resposta, mas até o momento não entraram em contato conosco”, alegou. Questionada sobre o valor solicitado para o reajuste, à professora explica que a gestão ofereceu 8% retroativo a janeiro e a categoria exigiu 12%, “o que ficou acordado é que após o período de recesso junino seria decidido um novo reajuste que incluiria novo percentual, mais a regência de classe. Como não recebemos retorno, os professores já sinalizam paralisação”, completou. 

Redação Voz da Bahia - Elaine Brito

Comente agora
26
Ago
Alerta: 286 casos de Aids foram registrados no CTA de Stº. Antº de Jesus
Postado por: Elaine Brito / 11:37h

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), que funciona dentro da Policlínica, em Santo Antônio de Jesus, registrou, somente no primeiro semestre, 286 casos de HIV/AIDS. Em entrevista à reportagem da Rádio Recôncavo FM, a coordenadora do Programa DST/AIDS, Oade Souza, ressaltou que o CTA/SAE, além de atender a população do município, oferece serviços para mais 25 cidades do recôncavo. Segundo Oade, dos casos citados acima, os testes foram feitos em pessoas acima de 13 anos de idade, “as maiores incidências de HIV foram em pessoas de 20 a 35 anos seguidos de 36 a 49 anos. Alguns casos também foram diagnosticados em pessoas a partir de 65 anos. Temos que ampliar o diagnóstico, pois essas pessoas também tem vida sexual ativa”, ressaltou.

A coordenadora informou ainda que na semana passada foi feita uma campanha para divulgação e ampliação do diagnóstico, “atendemos nessa campanha as comunidades do Cocão, Alto do Morro, Vila Bonfim e Boa Vista. Fizemos testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatites B e C. A previsão é que a campanha se estenda para mais zonas rurais, devido à boa aceitação da população”, garantiu.

Questionada sobre a procura da população para este tipo de serviço, Oade responde que o teste rápido é feito normalmente em gestantes, zonas rurais, onde o acesso é mais difícil ou em pessoas que são de outra localidade, que estão de passagem pelo município e precisam de diagnóstico rápido, “ficamos surpreendidos por estarmos em um período de chuva e a procura ter sido bastante grande. Uma nova campanha já está em divulgação, será dia 02 de setembro, no turno matutino, no CAPS AD testes para Sífilis, HIV e Hepatites B e C”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Elaine Brito

Um comentário
26
Ago
Lady Gaga 'causa' ao aparecer só de fio dental no VMA; Veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:27h

A cantora Lady Gaga causou no palco do Video Music Awars (VMA), uma das mais importantes premiações de música dos Estados Unidos. Após apresentar o seu novo single, "Applause" e trocar de roupa diversas vezes, a musa apareceu no palco de sutiã e calcinha fio dental. A performance deixou o público admirado, principalmente pelas curvas da moça. Desinibida, ela concluiu a apresentação e sentou junto à plateia, com os mesmos trajes

Confira os vencedores do prêmio VMA:

Comente agora
26
Ago
Falta de estudo dos pais afeta em mortalidade infantil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:20h

Nada mata mais crianças no Brasil do que a falta de estudo dos pais. Pesquisa do Estadão Dados mostra que nenhuma outra das 232 variáveis testadas influi mais nas mortes na infância do que o baixo nível de escolaridade dos adultos. Nem a falta de dinheiro, de água ou esgoto têm um impacto maior na mortalidade infantil. Os dados se referem aos 5.565 municípios brasileiros, foram coletados durante o Censo 2010 e compilados pelo Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil. Eles foram usados para criar um modelo explicativo dos indicadores que poderiam causar a mortalidade de crianças de até cinco anos. Por meio de métodos estatísticos, foi possível ver que a maior causa desse tipo de morte está relacionada à taxa de alfabetização da população com mais de 18 anos. Para cada ponto porcentual retirado da taxa de analfabetismo da população de 18 anos ou mais, a taxa de mortalidade de crianças até cinco anos cai 4,7 pontos. Na prática, se 1% dos adultos de uma cidade é alfabetizado, em média, mais 47 crianças sobrevivem à primeira infância, a cada 10 mil nascimentos. "Às vezes, a casa não tem saneamento básico, mas se a mãe tem um pouco de educação, consegue que o filho tenha acesso aos programas sociais do governo", disse o pesquisador do IBGE Celso Simões, autor de estudo que chegou a conclusão similar.

Comente agora
26
Ago
Polícia Federal baiana apreende quantidade recorde de cocaína na Região Metropolitana de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:17h

Uma operação da Polícia Federal baiana prendeu dois traficantes e apreendeu uma quantidade recorde de cocaína na Região Metropolitana de Salvador. A operação aconteceu na sexta-feira (23), quando agentes da PF, do Comando de Operações especiais (COE) e do Departamento de Narcóticos (Denarc), além de policiais militares, localizaram 191 kg da droga escondido em um sítio no município de São Sebastião do Passé. A cocaína tinha sido transportada para o sítio recentemente. Ao perceberem a presença da polícia no local, os traficantes trocaram tiros com os agentes e tentaram fugir por um matagal localizado nos fundos da propriedade. Um homem foi preso no sítio, enquanto outro foi encontrado pela PM nas imediações. Mais dois traficantes conseguiram fugir, e ainda não foram localizados pela polícia. Além da cocaína, a PF também apreende dois veículos que estavam no local. Os traficantes foram encaminhados para Cadeia Pública de Salvador, onde devem permanecer à disposição da Justiça. A droga apreendida será apresentada pela polícia às 15h desta segunda-feira (15), na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, no bairro de Água de Meninos. (Correio)

Comente agora
26
Ago
MPF-BA ajuíza ação contra Viabahia e ANTT por cratera na BR-324
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:55h

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) ajuizou uma ação civil pública contra a Viabahia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Justiça Federal. O MPF requer que a Justiça conceda liminar para obrigar a concessionária a realizar obras e serviços, previstos no contrato de concessão, para tapar a cratera formada há mais de dois meses, próximo ao Porto Seco Pirajá. A Procuradoria ainda pede que a suspensão do pedágio na Praça 1, no km 597 da BR-324, até que sejam concluídas as obras de reparação das pistas. O MPF também pleiteia que a concessionária seja obrigada a apresentar um cronograma de execução das obras, com prazo máximo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, por dia de atraso. Segundo o órgão, a Viabahia não se mostrou diligente quando surgiu o buraco na BR, e que não cumpriu o contrato de concessão para realizar as obras nos prazos fixados pela ANTT. O contrato firmado em setembro de 2009, com prazo de 25 anos, determina que a empresa repare os vícios, defeitos ou incorreções nos prazos da agência. Na ação, o MPF argumenta que a ANTT não cumpriu seu dever de agente fiscalizador, por não ter estabelecidos prazos para a concessionária reparar os danos, além de não exigir um cronograma de execução das obras. Apurações do MPF apontam que a Viabahia adotou medidas para resolver o problema somente depois que a cratera atingiu mais de 50% da via. (Bahia Notícias)

Comente agora
26
Ago
Agora, quem vai pagar conta?
Postado por: Prof. Osvaldo Emanuel / 10:39h

(*) Osvaldo Emanuel A. Alves 

Historicamente, o crime do colarinho branco, no campo da criminologia, foi definido inicialmente pelo criminalista norte-americano Edwin Sutherland como sendo "um crime cometido por uma pessoa respeitável, e de alta posição (status) social, no exercício de suas ocupações". Sutherland acreditava que o comportamento criminoso é aprendido através de relações interpessoais com outros criminosos. Portanto os crimes de colarinho branco se sobrepõem aos crimes corporativos graças às oportunidades encontradas no mundo corporativo para se cometer fraudessubornouso de informações privilegiadaspeculato, crimes esses que podem ser mais facilmente perpetrados por funcionários ou empresários engravatados, que usam colarinho branco. Por outro lado Ministros do Supremo Tribunal Federal concluíram que sete políticos cometeram crime de lavagem de dinheiro para se beneficiar de recursos que circularam no esquema do mensalão. Numa tentativa para buscar reaver o dinheiro, a Corte decidiu incluir o ressarcimento dos cofres públicos entre as penas imputadas aos 21 condenados por esse delito na Ação Penal 470. 

Leia mais...

  1. Colunista: Prof. Dr. Osvaldo Emanuel - Professor em Direito Penal e Advogado Criminalista. 
Comente agora
26
Ago
Agência oferece emprego para viajar pelo mundo por US$ 100 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:36h

Um site de viagens procura um explorador do mundo para receber um salário de US$ 100 mil, o equivalente a cerca de R$ 242 mil. Os interessados devem ter como pré-requisitos a capacidade de absorver a cultura de outro local, estar disponível para cochilos e massagens em praias, provar comidas diferentes, conhecer pessoas de vários países e enfrentar voos longos em direção a destinos exóticos. O trabalho, batizado pela agência de "o melhor do mundo", consiste em capturar imagens dos locais visitados, postar nas redes sociais os principais momentos e ajudar as pessoas a escolher onde querem ir. Lugares como Berlim, na Alemanha, Costa Navarino, na Grécia, Maldivas, Bahamas, além de Santa Lúcia, no Caribe, fazem parte do roteiro que o contratado terá que seguir. Para se candidatar, o interessado deve enviar um vídeo de até 60 segundos, explicando porque deve ser escolhido para ser "explorador do mundo". Os 50 melhores serão pré-selecionados e cinco serão escolhidos para entrevistas presenciais. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro no site do "Best Job Around the World". (Ibahia)

Comente agora
26
Ago
SAJ: Secretaria Municipal de Educação define programação para Desfile Cívico de 07 de setembro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:29h

No dia 07 de setembro, comemora-se o dia da Independência do Brasil. Em Santo Antônio de Jesus, a data será marcada por solenidade cívica, com o Hasteamento das  Bandeiras e execução  dos Hinos Nacional e da Independência. A Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira, (23), uma reunião  com as Entidades Civis e Militares, para definir a programação do desfile.  Com o Tema: Independência do Brasil: Eu luto por um país  que respeita a diversidade, e você?, a programação será iniciada às 7:30h, sendo seguida pelo desfile das Entidades Militares e Civis, além de escolas e grupos esportivos e culturais.  

Confira a programação: 

Um comentário
26
Ago
Após piada, brasileira é barrada em voo para Bali
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:28h

Uma jovem foi impedida de embarcar em um voo internacional neste domingo (25) devido a uma piada feita por seu pai no aeroporto de Cumbica. Thaís Buratto da Silva, 24, recém-formada em gestão ambiental pela USP, iria pegar o voo 922 da Qatar Airways com destino a Bali, na Indonésia, com escala em Doha, no Qatar. Ela iria participar do 6º Congresso anual da “Parceria dos Serviços Ecossistêmicos”. As passagens, que custaram R$ 6.030, foram pagas pela USP. Thaís iria apresentar seu trabalho de conclusão de curso sobre o custo-benefício da implementação de novas hidrelétricas no rio Tapajós. Segundo ela, após responder a um questionário anterior ao check-in sobre suas bagagens, seu pai, Renato Camargo da Silva, 55, economista, teria dito em tom jocoso “que bom que não acharam que você era terrorista”. Após a piada, os dois foram retirados da fila e informados por funcionários da companhia de que ela não poderia embarcar devido a motivos de segurança.

Comente agora
26
Ago
Mulher mata marido com xícara de café após descobrir traição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:14h

Uma dona de casa japonesa espancou até a morte o seu marido utilizando uma xícara de café após descobrir que ele a estava traindo, informa nesta segunda-feira a agência AFP. Emiko Hirose, 61 anos, bateu com a xícara repetidas vezes no rosto de seu marido, Yasuo Hirose, 70 anos, na tarde do domingo na casa em que eles viviam, em Tóquio. Hirose, um professor na Universidade Nacional de Yokohama, chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. "Ele tinha um caso com uma mulher que eu odeio", disse Emiko à policia após ser presa. "Eu enlouqueci e atingi ele mais de dez vezes com a xícara". 

Um comentário
26
Ago
INSS inicia pagamento da primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:06h

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar hoje (26) a primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas. A expectativa é de que até o dia 6 de setembro, 26,5 milhões de pessoas recebam o benefício. O pagamento, autorizado por uma portaria no início de agosto, deve injetar na economia brasileira aproximadamente R$ 12 bilhões. No ano passado, foram pagos R$ 130 bilhões com o décimo terceiro dos trabalhadores brasileiros, equivalente a 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Sobre a primeira parcela do décimo terceiro, não incidem imposto de renda ou recolhimento para a Previdência – cobrados somente sobre a segunda parcela do benefício. Para os trabalhadores com carteira assinada, a primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda, até o dia 20 de dezembro. Para os servidores públicos, a regra é diferente. A primeira parcela é paga em julho, com base no salário de junho; e a segunda, em dezembro, com base no salário de novembro. Têm direito ao décimo terceiro salário os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano ou rural, avulso e doméstico, bem como os aposentados e pensionistas do INSS. Não têm direito quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e a pessoa com deficiência, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado por autarquia empregadora e salário-família.

Comente agora
26
Ago
Seguro de smartphone custa até 25% do valor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:03h

Suponha um cenário no qual é possível escolher entre receber R$ 5.000 de salário ou arriscar ter 50% de chance de ganhar R$ 15.000 e 50% de chance de não ganhar nada. Qual seria a alternativa mais interessante? Numa situação de incerteza como essa, inúmeras reações podem surgir. Alguns indivíduos são mais avessos ao risco e acabam se precavendo de qualquer imprevisto; do outro lado estão aqueles com perfil mais ousado, que arriscam no limite e não se importam tanto com as perdas. Mas é possível modelar as respostas e notar que a maior parte opta pelos R$ 5.000 fixos para que possa ter certeza de que estará com o dinheiro no final do mês. É dessa forma que se constrói a demanda por seguros. Por menor que seja a chance de prejuízo, para muitos é preferível pagar uma taxa que proteja carro, imóvel ou outro bem a arriscar perder tudo. Com a violência no Brasil, tem-se investido em segurança privada nos mais diversos âmbitos, inclusive em seguros de produtos eletrônicos como tablets e smartphones. 

Comente agora
26
Ago
Dicas d Restaurante Lua Cheia: Bolinho de chocolate com falso chantilly
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:59h

Ingredientes

2 colheres (sopa) de adoçante culinário + 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral + 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo + 4 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar + 1 pote de iogurte natural desnatado + 2 ovos + 3/4 de xícara (chá) de óleo de canola + 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Falso chantilly:  1 pote de creme de ricota light + 2 colheres (sopa) de adoçante culinário + 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo

Numa tigela, misture o adoçante, as farinhas e o cacau. Reserve. No liquidificador, bata o iogurte, os ovos e o óleo até ficar uma mistura homogênea. Junte delicadamente os ingredientes da tigela e, em seguida, adicione o fermento rapidamente para evitar que o óleo se separe da massa. Distribua em forminhas de papel médias próprias para ir ao forno (ou em formas antiaderentes). Leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Reserve.

Falso chantilly:  Misture bem os ingredientes com um garfo e, com uma colher, espalhe sobre os bolinhos depois de frios. (mdemulher)

Comente agora
26
Ago
SSA: Moradores queimam 480 pneus em protesto em Periperi
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:55h

Moradores de Periperi protestam nesta segunda-feira, 26, em frente ao Hospital do Subúrbio. Os manifestantes queimam 480 pneus de trator bloqueando a via em dois pontos. Apesar da situação, o trânsito não foi afetado na região. O grupo reivindica melhorias para a Estrada Velha de Periperi, de acordo com Joseval Tibúcio, presidente do Movimento Unindo os Bairros, que organiza o ato. "Queremos chamar a atenção do governo estadual e da prefeitura para a Estrada Velha de Periperi, que é uma via estratégica para a cidade. O Hospital do Subúrbio foi implantado, mas a população de Periperi não tem acesso, já que a Estrada Velha de Periperi tem problemas estruturais", diz Joseval. A manifestação é apoiada pelo Movimento Subúrbio em Ação Cada Vez mais Forte. "A população não tem facilidade para ir ao hospital, já que a iluminação na Estrada Velha de Periperi é precária, a encosta pode desabar a qualquer momento e o transporte e a segurança são precárias", reclama Eugênio Santos, líder comunitário. Joseval diz que os manifestantes querem audiência com os governos municipais e estaduais. "Queremos uma obra estruturante para a Estrada Velha de Periperi. Não adianta tapar buraco, repavimentar apenas pela superfície, já que há vários pontos de erosão", afirma. (ATarde)

Comente agora
26
Ago
Kawasaki faz recall de Ninja 300 e Z800
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:31h

A Kawasaki convocou nesta segunda-feira (26) o recall de Ninja 300, Ninja 300 ABS eZ800 ABS, todos modelos 2013. Os chamados ocorrem devido a dois problemas distintos que podem afetar o ABS, no caso de Ninja e Z800, e também do sistema eletrônico de alimentação, mas somente para a Ninja. De acordo com a empresa, os proprietários devem agendar a inspeção em uma concessionária da marca. Ainda não foi divulgado o número de unidades envolvidas nos chamados. No caso da possível falha do ABS de Ninja 300 e Z800, algumas unidades podem ter sido montadas com uma rebarba de alumínio e, em situações de frenagens bruscas, eventualmente pode ocorrer o travamento das rodas, colocando o usuário em situação de risco.

Comente agora
26
Ago
Buerarema: cidade vive clima de tensão por disputa de terra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:14h

Situação é tensa em Buerarema por causa de disputa de terra

Uma casa foi incendiada ontem no município de Buerarema, a 450 quilômetros de Salvador, onde desde a semana passada foram registrados diversos conflitos por conta da disputa de terra entre agricultores e índios. No início da manhã deste domingo, 25, homens da Força Nacional de Segurança se deslocaram para o distrito de Vila Brasil, onde impediram que indígenas colocassem fogo no estabelecimento comercial de um agricultor, de acordo com informações do proprietário do site Macuco News, Claudio da Conceição. Após o incidente, as linhas de ônibus que fazem a ligação entre a sede do município e a localidade foram suspensas. As aulas nas redes municipal e estadual de ensino estão suspensas desde a última quarta-feira, diz Conceição. "Em relação ao que aconteceu no sábado, o clima está mais tranquilo, mas a situação é preocupante. Nem a Força Nacional de Segurança está conseguindo restabelecer a tranquilidade", diz. No último sábado, foram registrados diversos confrontos entre agricultores e índios, que resultaram em pelo menos oito automóveis incendiados e diversos estabelecimentos comerciais e casas destruídas. Os soldados da Força Nacional de Segurança chegaram à cidade no Sul da Bahia no último dia 20, a pedido do governador Jaques Wagner para tentar apaziguar os ânimos no local. Ontem, após as notícias de acirramento dos confrontos, 150 policiais militares foram deslocados da cidade de Itabuna para a cidade de Buerarema. (ATarde)

Comente agora
26
Ago
Ocorrências registradas no HRSAJ durante o final de semana
Postado por: Elaine Brito / 09:13h

- Manoelito de Almeida, 56 anos, residente na Tapera, zona rural da cidade de Cruz das Almas deu entrada na emergência do HRSAJ, vítima de disparo acidental por arma de fogo. Segundo informação do próprio Manoelito, após perceber a presença de pessoas estranhas no entorno de sua residência, foi pegar uma espingarda (de socar) e acabou disparando contra si mesmo. A vítima foi atingida na perna, mas o chumbo percorreu seu corpo, indo se alojar nos testículos.

- O menor de 07 anos de idade, de iniciais não reveladas, residente na localidade de Jacaré Grande, zona rural da cidade de Governador Mangabeira, deu entrada na U.T.Q do HRSAJ, depois de sofrer diversas queimaduras, entre elas no rosto, causadas por pólvora.

- A menor de iniciais E. D. S, de 11 anos, residente no bairro Vilarejo na cidade de Cruz das Almas, está internada no HRSAJ, após ter sofrido uma queda de cima do cavalo. Segundo informações a criança bateu fortemente a cabaça contra o chão no momento da queda.

- Thaison Santana de Jesus, 26 anos, residente no bairro São Paulo na cidade de Santo Antonio de Jesus, deu entrada no HRSAJ após tentativa de homicídio por disparo de arma de fogo. A ocorrência foi registrada no posto policial do hospital.

- Clementino Conceição Costa, 41 anos, residente na zona rural da cidade de Muritiba, após tentativa de homicídio por arma de fogo, encontra-se em estado grave no HRSAJ.

- Valdinei de Jesus, 28 anos, residente no povoado Campo Alegre na cidade de Santa Terezinha, está internado no HRSAJ, depois de ter sofrido profundos cortes por arma branca (facão) nas costas e peitoral em uma tentativa de homicídio.

Redação Voz da Bahia - Elaine Brito 

Comente agora
26
Ago
Traficantes dominam unidades do Minha Casa, Minha Vida na Bahia e Ceará
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:11h

Traficantes de drogas dominam unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Fortaleza (CE) e Porto Seguro (BA), informa reportagem da Folha de S. Paulo. Moradores do entorno do conjunto da Bacia do Rio Cocó – cuja obra na capital cearense já consumiu aproximadamente R$ 30 milhões e está 70% finalizada – relatam constantes tiroteios e operações policiais na área. O local foi invadido no final de 2012. Os traficantes ainda “convidaram” os representantes da construtora responsável, que trabalhavam em um escritório no terreno do condomínio, a retirarem todos os equipamentos de lá ou não restaria nada. Já em Porto Seguro, há uma situação semelhante. Um conjunto inacabado do programa é dominado por uma facção criminosa, que inclusive picha sua sigla nas paredes das casas. Iniciada em agosto de 2011, a construção do condomínio de 498 residências foi interrompida em janeiro de 2012, em função de conflitos trabalhistas. Um mês depois, foi invadido, e as casas, saqueadas.

Comente agora
26
Ago
Diplomata brasileiro diz ter tomado decisão de trazer senador boliviano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:55h

O diplomata brasileiro Eduardo Saboia disse em entrevista ao Fantástico, neste domingo (25), que foi dele a decisão de trazer o senador boliviano Roger Pinto ao Brasil. "Tomei a decisão de conduzir essa operação pois havia o risco iminente à vida e à dignidade do senador", disse. Pinto desembarcou na madrugada deste domingo (25) em Brasília após deixar La Paz com um carro da Embaixada brasileira até Corumbá (MS). O senador estava asilado na Embaixada brasileira na Bolívia havia mais de um ano, alegando perseguição política do governo Evo Morales. "Havia uma violação constante, crônica de direitos humanos, porque não havia perspectiva de saída, não havia negociação em curso e havia um problema de depressão que estava se agravando. Tivemos que chamar um médico e ele começou a falar de suicídio, ele dizia constantemente que queria que nós o tirássemos de lá e advogados dele também dizendo isso", afirmou o diplomata brasileiro. Saboia disse que percebeu que o quadro do político podia degenerar porque Pinto "passou 452 dias em um cubículo" ao lado de sua sala. "Eu me sentia como se tivesse o DOI-Codi [orgão de repressão da ditadura militar] ao lado da minha sala de trabalho. Um confinamento prolongado e sem perspectivas."

Comente agora
26
Ago
Jornalistas se revoltam com Gusttavo Lima e dão as costas para o cantor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:52h

Não é de hoje que surgem notícias de que Gusttavo Lima está se achando e agindo de forma inadequada com os fãs e com a imprensa. Em recente show realizado no Villa Country, em São Paulo, o cantor chegou com uma hora de atraso e deu como desculpa que estava comemorando seu primeiro ano de namoro com Andressa Suita. Fãs e jornalistas que esperavam por Nivaldo, nome verdadeiro do cantor, foram avisados de que teriam de esperar o show terminar se quisessem falar com ele. Os seguranças do artista, achando que estavam no poder, falaram com ar de superioridade: "Se quiser espera e pronto". Revoltados, os jornalistas viraram as costas e foram embora. Pelo menos a maioria agiu assim. (Holofote)

Comente agora
26
Ago
Travessia Salvador-Mar Grande tem movimento intenso de retorno à capital‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:40h

A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande registra fluxo intenso de passageiros nesta segunda-feira (26), com muita gente retornando do final de semana da Ilha de Itaparica ou moradores da Ilha se deslocando para seus locais de trabalho em Salvador. A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) abriu vários horários, com saídas das embarcações do Terminal de Vera Cruz de 15 em 15 minutos, para evitar a ncentração de demanda. A previsão é de que o fluxo se normalize a partir das 10h. O sistema está operando desde às 5h, com 8 embarcações e 5 na reserva. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, e as lanchas estão fazendo o percurso entre Salvador e Mar Grande em tempo médio que vai de 35 a 40 minutos. A travessia Salvador-Mar Grande funcionará nesta segunda até às 20h, que é o último horário saindo de Salvador. De Mar Grande para a capital, a última viagem do dia será às 18h30.

Comente agora
26
Ago
Ex-goleiro bicampeão mundial, Gylmar dos Santos Neves, morre aos 83 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:34h

Morreu na tarde deste domingo (25), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o ex-goleiro bicampeão mundial nas Copas de 1958 e 1962, Gylmar dos Santos Neves, de 83 anos. Ele sofreu um enfarte na última segunda-feira e estava em estado grave. Gylmar havia completado 83 anos na quinta-feira e já sofria de problemas decorrentes de um AVC, que deixou 40% de seu corpo paralisado. Ele jogou pelos Santos e Corinthians e foi considerado pelos críticos e torcedores como um dos melhores goleiros de todos os tempos. 

Comente agora
26
Ago
Cacau em forma de chocolate faz bem à saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:23h

Estudos mostram que o cacau reduz a resistência à insulina por diminuir a secreção da mesma. Além disso, as pesquisas constataram uma queda nos níveis de triglicérides e da pressão arterial. Seus compostos fenólicos melhoram a função endotelial e diminuem os fatores pró-inflamatórios. A melhora significativa nos níveis de colesterol e frações só foi observada quando o cacau foi consumido a longo prazo (acima de 18 semanas). Outros compostos do chocolate ou cacau como o ácido esteárico, potássio e metilxantinas auxiliam nesses processos preventivos. Segundo os especialistas, os benefícios com relação às doenças cardiovasculares e o consumo de cacau é mais observado em homens do que em mulheres. Ainda não foi totalmente elucidado como os flavonóides do cacau auxiliam na melhor resposta da insulina e por isso mais estudos devem ser realizados. A dose irá variar de acordo com cada caso e a quantidade do caucau a ser consumida na forma de chocolate deve ser recomendada pelo nutricionista. Normalmente o meio amargo, que contém mais cacau é a melhor opção. 

Comente agora
26
Ago
Seminário debate papel do samba no Carnaval de Salvador
Postado por: Elaine Brito / 08:17h
A União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) vai realizar, na próxima sexta-feira (30), o seminário “O samba no Carnaval de Salvador”. O evento – que conta com o apoio do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e da Câmara Municipal de Salvador (CMS) – tem como objetivo discutir a importância e a visibilidade do samba no contexto social e econômico na maior festa popular do mundo. O seminário – que será realizado, das 15h às 19 horas, no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho (Rua do Açouguinho, n° 1) – é aberto ao público e contará com a participação de dirigentes e associados de blocos de samba, músicos, divulgadores, produtores e sambistas. “Salvador é o berço do samba e devemos manter viva esta manifestação cultural que nasceu na Bahia. Por este motivo, a importância da realização deste seminário para refletirmos os caminhos que têm tomado o samba no Carnaval de Salvador”, explica José Luiz Lopes, mais conhecido como Arerê, presidente da Unesamba.
Comente agora
26
Ago
Homem perde controle de veículo, carro capota e jovem de 14 anos morre
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:17h

Um acidente que aconteceu na noite do domingo (25), deixou um jovem de 14 anos morto. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu na BA-142, entre os municípios de Barra da Estiva e Ituaçu, nas proximidades da localidade conhecida como "Pé de Morro". Ainda segundo informações da PRE, quatro pessoas estavam no veículo e quatro delas foram encaminhadas para o hospital Susi Zanfreta, que fica na cidade de Barra da Estiva. O adolescente morreu no local. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Esse foi um dos acidentes registrados pela Polícia Rodoviária Estadual, que registrou também, 31 acidentes e 16 feridos. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados 88 acidentes durante o fim de semana. Trinta e oito pessoas ficaram feridas e cinco pessoas morreram. (G1)

Comente agora
26
Ago
Bahia lidera ranking de desarmamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:10h

O estado da Bahia lidera o ranking brasileiro de armas entregues voluntariamente na Campanha do Desarmamento por cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). De acordo com o órgão do Ministério da Justiça, do início de janeiro até o dia 18 de agosto, a população baiana apresentou uma taxa média de 24,93 armas entregues por cada grupo de 100 mil pessoas. O total corresponde a 3.495 armas de fogo fora de circulação. "Isso mostra a participação popular na campanha, mas revela haver muita arma circulando ainda na sociedade", avalia o pesquisador do Laboratório de Segurança Pública da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luiz Lourenço. "Mais de 90% dos homicídios são cometidos por armas de fogo", diz Lourenço. Em relação a morte por armas de fogo, a Bahia está na quarta colocação no Brasil, com 4.818 assassinatos, segundo o Mapa da Violência 2013 - Mortes Matadas por Armas de Fogo. ApreensõesO número de armas apreendidas pelas polícias Civil e Militar aumentou  376,3%. No primeiro semestre de 2013, foram apreendidas 462 armas, contra 97 no mesmo período do ano passado.

Comente agora
26
Ago
Chega ao Brasil teste de paternidade feito durante a gestação
Postado por: Elaine Brito / 08:09h
Ao menos duas clínicas paulistanas já oferecem as gestantes uma forma de tirar uma dúvida importante sobre o futuro bebê com uma simples coleta de sangue: quem é o pai? O exame usa o mesmo princípio dos testes que chegaram ao país no início deste ano e analisam o material genético do feto circulante no sangue da mãe durante a gestação. Com eles, já é possível determinar com mais de 99% de precisão se o feto tem síndrome de Down, Edwards, Patau, Turner, Klinefelter e triplo X a partir das nove semanas de gestação. O sangue coletado como num exame de rotina é enviado aos EUA para análise. Os preços ficam em torno de R$ 2.000 a R$ 4.000, dependendo do laboratório. Antes, o diagnóstico dessas síndromes dependia da análise do ultrassom morfológico e de exames que medem alterações em uma proteína e em um hormônio ou da realização de testes invasivos, como a retirada de líquido amniótico e a biópsia de uma amostra da placenta.
Comente agora
26
Ago
Mais uma derrota do Vitória e Caio Jr. pode ser substituído
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:08h

O comando do técnico do Esporte Clube Vitória, Caio Jr., está ameaçado após as recentes derrotas que o time vem sofrendo em campo. No último sábado (24), diante de um time apagado, o Santos conseguiu a reabilitação no Campeonato Brasileiro da Série A e derrotou o rubro-negro por 2 a 0, na Vila Belmiro. Essa é a segunda derrota consecutiva do Leão na competição nacional. O jogo da próxima terça-feira (27), pela Copa Sul-Americana, quando o time enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, pode definir se Caio Jr continua ou não no clube. Um dos nomes mais cotados para substituir o treinador é Ney Franco.

Comente agora
26
Ago
Salvador: Cerca de 6 homens explodem caixa eletrônico, mas não levam dinheiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:51h

Cerca de seis homens explodiram por volta das 2h desta segunda-feira (26), um caixa eletrônico localizado na Avenida Barros Reis. Segundo informações da Central de Polícias (Centel), os homens explodiram o caixa, mas não conseguiram levar o dinheiro porque a polícia chegou ao local. Os homens fugiram em um veículo de cor prata. Não houve troca de tiros. A agência ficou parcialmente destruída. Esta é a segunda vez, em menos de um mês que esta agência é alvo de ação de criminosos. No dia 6 de agosto, cerca de 20 pessoas realizaram um assalto na agência. Segundo informações da polícia, o grupo chegou ao local a bordo de quatro veículos e levou uma quantia não informada pela agência Bradesco. Ainda segundo as informações da polícia, na fuga do grupo, um homem se feriu com estilhações de vidros que foram quebrados. Uma grávida chegou a passar mal. As vítimas foram socorridas. Na terça-feira (13) a polícia prendeu quatro suspeitos do assalto à unidade bancária. Os detidos foram flagrados no bairro do Matatu, em um carro roubado modelo Crossfox, de cor branca. De acordo com a polícia, dois deles já respondem por homicídio e suspeitos do assalto de uma loja que vende produtos do Esporte Clube Bahia no bairro da Pituba.

Comente agora
26
Ago
Secretaria abre vagas para cursos voltados para o público LGBT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:50h

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) juntamente com o programa Qualifica Bahia abrem inscirções para cursos voltados para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). As inscrições são feitas entre a terça-feira (27) e a quarta-feira (28). Os cursos estão previstos para começar no dia 3 de setembro. Os cursos são voltados para cursos de auxiliar administrativo e de recepção e hotelaria com espanhol. A ação marca as atividades em homenagem ao Dia da Visibilidade Lésbica, que será comemorado no próximo dia 29. Além do conhecimento nas disciplinas específicas, os participantes terão módulos com conteúdos de cidadania e direitos humanos.(G1)

Comente agora
26
Ago
Caso New Hit completa um ano sem desfecho; adolescente deixa abrigo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:48h

Há um ano integrantes da banda de pagode New Hit foram presos em Ruy Barbosa, a 300 Km de Salvador, sob a suspeita de estuprocontra duas adolescentes de 16 anos. Mesmo sem desfecho, acusação e defesa acreditam que o processo está perto de chegar ao fim. Nos dias 3, 4 e 5 de setembro terá continuidade a audiência de instrução, processo no qual réus, supostas vítimas e testemunhas são ouvidas pela juíza que preside a ação penal juntamente com o promotor e os advogados. Enquanto não há uma definição sobre o processo, as duas adolescentes foram encaminhadas ao Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) em setembro de 2012. No entanto, Ailton Santos Ferreira, Superintendente da Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos, que gere o PPCAAM, contou ao G1 que uma das jovens deixou o programa em abril de 2013 após solicitação da mãe. Já os músicos retomaram a carreira de shows. No dia 30 de dezembro de 2012 eles realizaram, em Feira de Santana, a 107 Km de Salvador, a primeira apresentação após serem presos. No dia 5 de outubro, a participação da banda New Hit no Festival de Pagode, na capital baiana, foi cancelada. Na ocasião, a assessoria da banda alegou que os integrantes da New Hit não tinham condições psicológicas para realizar a apresentação. (G1)

Comente agora
26
Ago
Fraude contra o INSS provoca desvio de pelo menos R$ 2 milhões, diz PF
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:43h

A Polícia Federal acusa 169 pessoas de se beneficiarem de uma fraude milionária contra a Previdência Social. De acordo com o delegado da Polícia Federal Ulisses Francisco Mendes, o rombo é de R$ 2 a 5 milhões, como mostra a reportagem do Fantástico. Um dos beneficiados com o esquema é o jogador Andrei Frascarelli, de 40 anos. Ele já jogou nos times principais do Palmeiras, Flamengo e Santos. Em outubro do ano passado, ele foi um dos destaques do torneio Rio-São Paulo de Showbol. Na época do torneio, ele recebia um auxílio-doença do INSS, no valor de R$ 3 mil mensais. Os motivos alegados seriam a instabilidade crônica do joelho e condromalácia da rótula, uma doença degenerativa em um dos principais ossos do joelho. Os próprios golpistas, em conversas por telefone, comentaram que foi um erro Andrei ter aparecido jogando bola, enquanto recebia o benefício.

Carapicuíba
As investigações começaram em Carapicuíba, na Grande São Paulo, há oito meses. A fraude iniciava na porta da agência do INSS. Depois de abordar o segurado, a quadrilha o levava para o escritório do grupo, que ficava a apenas 500 metros da agência do INSS .

Comente agora
26
Ago
Após pagar promessa, homem é atropelado na BR-030
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:35h

Um homem foi atropelado na BR-030, próximo ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado. Populares localizaram Jorge Moura Oliveira, de 57 anos, em um matagal, perto de sua bicicleta. A vítima não soube dizer que veículo o atingiu. Ele relatou à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que voltava para sua cidade natal, Manoel Vitorino, após ter ido a Bom Jesus da Lapa de bicicleta para pagar uma promessa, de acordo com o site Brumado Notícias. Jorge afirmou que o condutor do veículo que o atropelou não prestou socorro. Socorrido pelo Samu, ele foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com