As comentadas

Bom dia , Segunda-feira, 21/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

23
Nov
Bahia tem sexto maior PIB do país em 2010, aponta pesquisa do IBGE
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:38h

A Bahia é o sexto estado com maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano de 2010, com R$ 154.340 milhões, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (23). O valor corresponde a 4,1% da riqueza nacional, índice 2,5% maior do gerado no ano de 2002, conforme comparou a pesquisa. O resultado mantém a Bahia com a maior participação entre os estados do nordeste, região que avançou 5,5% entre 2002 e 2010. São Paulo concentra a maior parte das riquezas nacionais, com 33,1%. Logo em seguida, com 10,8% da fatia, está o Rio de Janeiro. Minas Gerais aparece em terceiro lugar, com 9,3%, antes do Rio Grande do Sul, com 6,7%, e do Paraná, com 5,8%. Os números integram a pesquisa Contas Regionais do Brasil 2010 do IBGE.

Comente agora
23
Nov
Macarrão é condenado a 15 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:33h

O júri popular do caso Eliza Samudio condenou, na noite desta sexta-feira (23), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, os réus Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno, por participação nas ações que resultaram na morte da ex-amante do jogador, em crime ocorrido em 2010.

Conforme a sentença da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, Macarrão foi condenado a pena de 15 anos de prisão, sendo 12 deles em regime fechado, por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima) e por sequestro e cárcere privado. Ele foi absolvido da acusação de ocultação de cadáver. Ao ouvir a decisão, Macarrão chorou no plenário. Fernanda foi culpada por dois crimes de sequestro e cárcere privado, de Eliza Samudio e de seu filho, Bruninho, condenada à pena de 5 anos a ser cumprida em regime aberto.

Comente agora
23
Nov
Mudança na forma de divulgar resultado do Enem exclui 55% das escolas
Postado por: Bia Lemos / 22:11h

Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério da Educação altera a forma de divulgação do resultado do Enem por escola . Nos dados tornados públicos na quinta-feira (22), só aparecem na lista as instituições em que mais da metade dos alunos do terceiro ano fizeram o exame, e a média geral considera apenas as provas objetivas, sem levar em conta a redação. No ano passado, a composição da média incluía a redação e todas as escolas tinham a nota divulgada, com o respectivo porcentual de participação. Com isso, 55% das escolas públicas e particulares que participaram do Enem "sumiram" da relação.

São mudanças no formato de divulgação que impedem algumas comparações da performance do resultado de 2011 com os anos anteriores e cuja pertinência divide especialistas e escolas. Para a consultora Ilona Becskehásy, a decisão do governo de não divulgar as notas de escolas com menos da metade de participação contraria o princípio da transparência. "Tem de divulgar e deixar a sociedade ponderar se poucos alunos podem representar toda uma escola", diz. Sem a divulgação massiva, acrescenta, os microdados ficam restritos aos pesquisadores e não chegam à sociedade interessada. "Se sou pai, quero saber tudo o que puder sobre o colégio do meu filho." (IG).

Comente agora
23
Nov
Brasil deve crescer cerca de 3% em 2013, estima instituto
Postado por: Bia Lemos / 22:01h

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013 deve ficar entre 3% e 3,5%, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre), que divulgou nesta sexta-feira (23) os resultados das projeções do modelo macroeconômico para 2013. A estimativa é inferior à do Ministério da Fazenda, de crescimento do PIB em 4% no próximo ano. De acordo com a coordenadora técnica, Silvia Matos, o crescimento da economia em 2013 vai ser melhor que o de 2012, já que o crescimento deste ano deve ficar em torno de 1,5%. Mesmo com a retomada econômica no fim do ano, Silvia considera a perspectiva ruim na comparação com demais países da América Latina. “Está todo mundo criticando o cenário internacional, mas quando a gente olha outros países da América Latina, por exemplo o Chile, que acabou de divulgar os dados, o investimento chegou a 28% do PIB, eles estão com um superinvestimento. Quer dizer, tem algum problema no Brasil, eu acho que a gente está desconectado um pouco, pelo menos de alguns países”, diagnosticou a coordenadora. Ela acredita que o governo sempre vai buscar um “vilão” para justificar o baixo crescimento da economia, como o cenário internacional adverso. (Bahia Noticias).

Comente agora
23
Nov
Família ganha indenização após morte de mergulhador em Paulo Afonso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:09h

Uma família baiana recebeu da Justiça a votação favorável de uma sentença movida desde 2005 em Paulo Afonso, norte do estado. Em 2004, um mergulhador da Marno Serviços Técnicos Submarinos Ltda., que prestava serviços para a Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco (Chesf), morreu enquanto tentava reparar uma fissura na barragem de Paulo Afonso III. 
Após sete anos, a viúva e as três filhas do casal receberam a decisão em última instância do Tribunal Superior do Trabalho, que julgou as empresas como culpadas por descumprir normas de segurança do trabalho. No vídeo ao lado, a desembargadora Dalila Andrade fala da decisão e lembra da carta que o rapaz escrevia diariamente para a família, se despedindo caso algum acidente vinhesse a acontecer.

"O empregado mantinha um diário e, antes de ir para o trabalho, ele se despedia da família dizendo: 'eu estou indo trabalhar, mas estou indo com a consciência de que posso não retornar'. Ele escrevia isso porque a atividade do mergulhador é de alto risco. O juiz, com sensibilidade, reconhecendo que a responsabilidade era das empresas empregadoras, as condenou em R$ 500 mil", afirma a desembargadora.

Comente agora
23
Nov
Charge do Amarildo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:06h

Comente agora
23
Nov
Aeronautas podem parar em dezembro por reajuste e contra demissões da Webjet
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:00h

Os aeronautas podem entrar em greve em dezembro, informou hoje (23) o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Fochesato. Além de ser surpreendido pela extinção da Webjet, anunciada nesta sexta-feira, o sindicato, que representa pilotos e comissário de bordo, reclama que as empresas aéreas não querem conceder reajuste à categoria. “Vamos vai fazer greve, se for preciso, se a coisa continuar desse jeito", disse Fochesato. Sem reajuste e com demissões em massa, a categoria terá de tomar uma atitude. "E, se tivermos que fazer [greve], faremos antes do Natal”, disse Fochesato, em entrevista coletiva sobre o fim da Webjet, que resultará em 850 demissões.

Apesar da ameaça de paralisação, Fochesato afastou a possibilidade de greve no período das festas de fim de ano. “O sindicato não vai fazer greve no Natal, nem no Ano-Novo. Isso eu garanto à sociedade brasileira. Mas talvez a aviação pare bem antes do Natal”, admitiu. “As empresas aéreas estão sufocando os trabalhadores do setor. Vamos dar um basta nisso.”

Comente agora
23
Nov
Dilma assina promoção da primeira mulher a posto de oficial superior nas Forças Armadas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:58h

A presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (23) a promoção da primeira mulher a alcançar o posto de oficial superior nas Forças Armadas. A integrante da Marinha, Dalva Maria Carvalho Mendes, foi promovida de capitã de mar e guerra para contra-almirante, terceiro posto mais importante da força. Formada em Medicina, com especialização em anestesiologista, a contra-almirante Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino de Oficiais. Durante quase toda sua carreira trabalhou no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, chegando ao cargo de vice-diretora. Atualmente é diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória. A contra-almirante tem ainda curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval.

A promoção da contra-almirante Dalva foi assinada durante reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Defesa, Celso Amorim. Também foram assinadas as promoções de outros militares. Ainda não foi definida a data da cerimônia de apresentação dos promovidos à presidenta Dilma. A Marinha foi a primeira força a autorizar o ingresso de mulheres, a partir de 1980, restrita ao já extinto Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, tendo perfil de carreira próprio e acesso limitado a determinados cargos e ao serviço em terra. Entre 1995 e 1996, foi estendido o acesso das oficiais aos corpos de saúde e de engenheiros navais. Em 1997, a participação das mulheres foi novamente estendida e hoje elas podem também participar de áreas como o corpo de intendentes e auxiliar da armada. (Agência Brasil)

Comente agora
23
Nov
Sexo na gravidez não ajuda a adiantar o trabalho de parto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:54h

As mulheres no fim da gestação que estão ansiosas para entrar em trabalho de parto costumam apostar em alguns truques, como comer pimenta e ter relações sexuais. Mas, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Malásia, divulgada pelo jornal Daily Mail, o sexo não ajuda a adiantar as contrações. Os pesquisadores analisaram mais de 1,1 mil grávidas a partir da 35ª à 38ª semanas (a gestação normal dura 40 semanas), que não haviam transado nas últimas seis semanas. Metade foi aconselhada por um médico a praticar sexo com frequência para adiantar o parto com segurança. Ao restante, foi dito que relações sexuais eram seguras durante a gestação, mas que seus efeitos sobre o trabalho de parto eram desconhecidos. Constatou-se que 85% das incentivadas a ter relações sexuais seguiram o conselho do médico, enquanto 80% das outras também transaram. A diferença esteve na frequência, enquanto o primeiro grupo transou três vezes o segundo fez sexo duas vezes. No entanto, as taxas de parto induzido foram semelhantes: 22% e 20,8%, respectivamente. De maneira geral, a gravidez durou, em média, 39 semanas.

Comente agora
23
Nov
Enfermeira suspeita de tráfico de crianças deve permanecer em silêncio durante depoimento à CPI
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:46h

A enfermeira e vereadora Maria Elizabete de Abreu Rosa, suspeita de participar de um esquema de adoções ilegais na Bahia, poderá ficar em silêncio durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, na próxima terça-feira (27). O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira liminar para que Maria Elizabete não responda a perguntas que considere resultar na produção de provas contra si. Pela decisão, ela também não poderá sofrer medidas restritivas de direito ou privativas de liberdade ao ficar em silêncio. Maria Elizabete havia sido convocada para prestar depoimento à CPI, no dia 13, mas não compareceu e nem justificou a ausência. Na ocasião, a CPI ouviu o casal Carmem Kiechofer e Bernhard Michel Topschall. Os dois são acusados de participar de um esquema que resultou na adoção ilegal de cinco irmãos, filhos de lavradores, no município de Santo Amaro. (Agência Brasil)

Comente agora
23
Nov
Quadrilha engana cinco mil pessoas com o golpe do falso empréstimo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:01h

Uma quadrilha de estelionatários foi presa no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (23). Os bandidos agiam nos estados do Rio, Minas Gerais e Espírito Santo e enganaram cinco mil pessoas. Os golpistas ofereciam empréstimo fácil e sem comprovação de renda. Eles faturaram R$ 1 milhão em cinco meses. A quadrilha publicava anúncios em jornais oferecendo o empréstimo de forma fácil. A negociação era feita sempre por telefone. Logo no primeiro contato, os golpistas pediam o pagamento de uma taxa para liberar o empréstimo. Para conseguir mais dinheiro, os bandidos prometiam fazer um depósito na conta da vítima. Só que os estelionatários iam até um caixa eletrônico, digitavam a quantia do depósito, mas o envelope estava sempre vazio. A quantia aparecia no saldo da conta, mas bloqueada. Para liberar o valor, os bandidos exigiam o pagamento de uma nova taxa. Assim, as vítimas eram enganadas várias vezes.

Em uma ligação telefônica autorizada pela Justiça, uma integrante da quadrilha conversa com uma das vítimas:

Criminosa: Você vai ter que pagar o desbloqueio de hoje para você poder sacar teu dinheiro lá, cara. Sai a R$ 57,90.
Vítima: Essa brincadeira já tá ficando esquisita, hein maluco?
Criminosa: Você vai ter um estorno.
Vítima: Eu tô pedindo R$ 5 mil de empréstimo, já tô gastando R$ 1.025 de taxa, cara!

Um comentário
23
Nov
IF Baiano seleciona professores bolsistas para o Pronatec
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:55h
Estarão abertas a partir do dia 24 de novembro a 4 de dezembro, as inscrições do Processo Seletivo que visa contratar professores bolsistas para ministrar aulas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, na modalidade Formação Inicial Continuada – FIC / Qualificação Profissional. São ofertadas 07(sete) vagas distribuídas nos campi do IF Baiano em Guanambi, Itapetinga, Valença e Uruçuca.
Para se inscrever, o candidato deve possuir no mínimo titulação de graduação e ter idade mínima de 18 anos no ato da inscrição. O proponente deve preencher a Ficha de Inscrição (Anexo I do edital), anexar os documentos comprobatórios solicitados, e enviar via Sedex para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, no endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Imbuí, Salvador – Bahia, CEP: 40720-052, em atenção à Comissão de Seleção do Pronatec. Não será cobrada taxa de inscrição. A seleção se dará por meio de análise curricular, conforme especificações do Edital. O resultado será divulgado no dia 13 de dezembro de 2012. O pagamento da bolsa será efetuado por hora-aula (60 minutos) ministrada, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), não cabendo receber qualquer outro auxílio financeiro. Para mais informações acesse o Edital de Abertura.
Comente agora
23
Nov
Servidor público pode usar até 30% para pagamento de empréstimo com desconto em folha
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:44h

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o servidor público só pode descontar 30% de seus vencimentos para pagamento de empréstimos com desconto em folha.  A decisão foi tomada  a partir do pedido de um servidor do Rio Grande do Sul para que se aplicasse a norma prevista no Decreto Estadual 43.337/04, que limita o desconto em folha a 30%. A decisão foi da segunda turma que entendeu que, mesmo que a legislação estadual permita desconto maior que 30%, a norma não pode ser aplicada devido ao caráter alimentar da remuneração que é uma forma de seguro alimentício que garante que o servidor e sua família possam ter sempre disponível uma verba auxiliar de alimentação. Segundo o STJ, o servidor público que contrai empréstimos com entidades privadas e autoriza o desconto como forma de pagamento, em princípio não pode pretender o cancelamento unilateral perante a administração. Entretanto, o desconto deve estar limitado a 30% do valor da remuneração.

Comente agora
23
Nov
Justiça suspende concurso da Câmara de Ibotirama que foi coordenado por faxineira
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:42h

A Justiça suspendeu nesta sexta-feira (23) o concurso público da Câmara de Vereadores de Ibotirama, no Vale do Rio São Francisco, após constatação de diversas irregularidades na realização do certame. O juiz Antônio Marcos Tomaz Martins acatou o pedido da promotora de Justiça do Ministério Público estadual, Tâmara Rossene Andrade Bonfim. Entre as falhas estão a licitação que negou a observância ao critério de técnica e preço, além da ausência de qualificação técnica da comissão do concurso, que teve a presidência exercida por uma faxineira da Câmara. A funcionária da Casa exercia a função de serviços gerais, faxina, serviços de limpeza, servia café, e em depoimento, disse que estudou até o primeiro ano do ensino médio. A servidora afirmou ainda que nunca exerceu funções de cunho administrativo, apenas assinava as documentações que eram passadas seja pelo presidente Salatiel Coelho, seja por outro funcionário da Câmara. Segundo a promotora Tâmara Bonfim, além da “presidente”, outros integrantes declararam que não tinham informação sobre a comissão do concurso, desconheciam quem eram os membros e afirmaram que nunca se reuniram...

Comente agora
23
Nov
Roberto Carlos desfila de carro conversível pelo Rio
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:28h

(Foto: Wallace Barbosa / AgNews)

Roberto Carlos causou surpresa e burburinho ao passear de carro pelas ruas do Leblon, no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 23. A simples presença do Rei dirigindo como "reles mortal" em meio ao trânsito do fim de tarde na cidade já chamaria atenção. Mas o veículo escolhido também era digno de admiração: nada menos que um Lamborghini conversível branco e preto. De óculos escuros e cabelos ao vento, Roberto não poupou sorrisos, para a alegria dos fãs, que acenavam ao reconhecê-lo ao volante. O passeio pelas ruas da cidade teve um motivo especial: a gravação para o especial de fim de ano da Globo, que será exibido na noite de Natal, dia 25 de dezembro. O show foi gravado esta semana na cidade e contou com a presença de vários famosos. "Tenho que aplaudir vocês. Tantas celebridades na plateia e até ídolos meus. Que prazer estar aqui, sinto uma coisa incrível. Carinho e amor que recebo de vocês desde que nasci. Não precisa dizer porque faz muito tempo que eu sei", disse, no início da apresentação. (Ego)

Comente agora
23
Nov
Corpo de Bin Laden foi chamado de "pacote" em e-mails americanos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:21h

Detalhes do funeral marítimo de Osama bin Laden em 2011 foram revelados após a agência de notícias Associated Press obter acesso a e-mails trocados entre militares americanos sobre o assunto. E-mails criptografados descreviam o corpo de Bin Laden como "pacote" a ser entregue pelo serviço postal americano FedEx. A agência fez a requisição pelos e-mails com base na lei da liberdade de informação americana. As mensagens, que tiveram muitas de suas partes cortadas, são as primeiras informações divulgadas publicamente sobre o funeral do polêmico líder da Al Qaeda. Elas ressaltam o grau de segredo que envolvia a missão.

Bin Laden morreu em maio de 2011, após um ataque americano no Paquistão, numa missão conjunta da CIA (inteligência americana) e do governo local. No dia 2 de maio, um dia após sua morte, um e-mail descrevia como o corpo de Bin Laden havia sido preparado para o funeral. Ele foi lavado, conforme o ritual islâmico de ablução, enrolado em um lençol branco e então colocado num compartimento pesado. Nenhum marinheiro do navio americano Carl Vinson, que levou o corpo para alto-mar, esteve presente durante a leitura dos ritos islâmicos. "Um oficial militar leu palavras religiosas, que foram traduzidos para o árabe por um falante nativo da língua", dizia um e-mail enviado no dia 2 pelo almirante Charles Gaoette. "Depois das palavras, o corpo foi colocado numa tábua lisa preparada, virado para cima, e então deslizado até o oceano."

Comente agora
23
Nov
Mutante brasileira é a mais nova integrante da série 'X-Men'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:18h

A HQ "Wolverine and the X-Men", publicada pela Marvel, tem mais um brasileiro em sua liga de mutantes. Iara dos Santos, uma jovem do Recife, aparece na vigésima edição da revista, lançada em 14 de novembro nos Estados Unidos. Na trama, a moça tem o poder de se transformar em um temido tubarão, espécie comum no litoral recifense. Por isso, ela recebeu o nome de Shark Girl (Garota Tubarão). A revista mostra as primeiras transformações de Iara, que sente uma vontade incomum de comer peixes crus. Depois, em um ataque de fúria contra pescadores que ganham a vida vendendo barbatana de tubarão, suas mãos começam a se transfigurar em nadadeiras. Iara acaba sendo levada para a Mansão X, onde será treinada pelos X-Men. A série já havia incorporado ao time o mutante carioca Mancha Solar (Sunspot, no original), que podia absorver e projetar energia solar, além de voar. (Folha)

Comente agora
23
Nov
Pelo Twitter, Mano deseja sucesso à seleção na Copa
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:11h

Avisado por telefone, por Andrés Sanchez, de sua demissão, Mano Menezes usou a sua conta oficial no Twitter para se manifestar sobre a saída da seleção. Em mensagem curta, o treinador agradeceu os que o apoiaram em seu trabalho à frente do time brasileiro e disse que estará na torcida pela equipe na Copa do Mundo de 2014. "Como foi anunciado, não sou mais o técnico da seleção brasileira. Fica aqui o meu agradecimento a todos que trabalharam comigo nesse projeto, em especial aos jogadores convocados nesse período, e a todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho. Desejo, desde já, sucesso à seleção brasileira na conquista do sonho maior da nossa torcida que é o título do hexacampeonato de 2014", escreveu ele. Curiosamente, a última mensagem postada por Mano Menezes mostrava um ponto de vista muito diferente da opinião de José Maria Marin, presidente da CBF, que optou pela demissão do treinador nesta sexta. 

Na madrugada de quinta-feira, logo depois do título do Superclássico das Américas, Mano escreveu apontando evolução da sua equipe. "Crescemos. O torcedor começou a identificar esse comportamento na seleção. É isso que a gente leva desse ano de 2012", havia postado ele. Ainda não houve tempo para o treinador mudar o seu perfil no Twitter. Na sua foto, o símbolo e os patrocinadores da CBF aparecem atrás dele. No fundo de página, a apresentação: "Desde julho de 2010, conduzindo o sonho de 190 milhões de corações verde-amarelos". A passagem de Mano pela seleção, porém, agora chega ao fim.

Comente agora
23
Nov
Feira de Santana: Melhor escola baiana no Enem aposta no acompanhamento personalizado
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:06h

O modelo pedagógico adotado pelo Colégio Helyos, em Feira de Santana, é pautado no estímulo ao crescimento individual dos jovens, e principalmente, em oferecer um acompanhamento personalizado aos estudantes. Assim define Patrícia Moldes, coordenadora pedagógica da instituição particular, que tem atualmente cerca de 700 alunos matriculados entre todas as séries. No Helyos, são aceitos no máximo 35 estudantes por turma no ensino médio. Quem está no terceiro ano desembolsa mensalmente R$ 1.315 para ter um ensino considerado de qualidade. “O colégio oferece apoio, suporte, para que a gente possa estudar. Os professores são muito bons, as aulas têm um nível muito bom”, elogia a estudante Daniele Cerqueira, de 17 anos, do 3° ano do ensino médio, e que está há quatro anos no Colégio Helyos. O lema da escola é “crescer pelo trabalho”. A instituição obteve a melhor pontuação na Bahia no resultado de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escola particular alcançou a média 694, 58. Participaram da prova 75,93% dos alunos. O Colégio Helyos aparece na 11º colocação entre as instituições que obtiveram melhor nota no país. (G1)

Comente agora
23
Nov
Caso Bruno: Promotor apresenta provas e diz que morte de Eliza custou R$ 5 mil
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:02h
O promotor do julgamento do goleiro Bruno, Henry Vasconcelos de Castro, apresentou, nesta sexta-feira (23), um grande número de provas como argumentos da acusação. Entre elas estão telefonemas realizados pelos réus Macarrão e Fernanda de Castro (ex-namorada de Bruno), laudo do sangue de Eliza encontrado no carro do goleiro e o depoimento de Jorge Luiz Rosa, primo de Bruno que detalha a morte da ex-modelo prestado à polícia em 2010. O promotor ainda disse que a morte de Eliza foi negociada por R$ 5 mil que demorou a ser pago devido ao  Flamengo ter atrasado o salário do atleta. O promotor diz que Eliza foi levada a Minas Gerais para ser morta. "Eliza não veio a Minas a passeio como falam essas crápulas. Ela foi sangrada, sequestrada e trazida para Minas onde Bruno e sua turma achavam ser mais fácil dar cabo da vida dela", sentenciou. Segundo Castro, Eliza foi violentada, agredida e subjugada antes de morrer e teria sido atraída com uma porposta "hipócrita" do goleiro. A última ligação feita do celular de Eliza é para Belo Horizonte, cidade para a qual ela foi levada. Depois ela não teve mais acesso o telefone, segundo o promotor. "A partir daí são cinco dias sem uso do celular" até que a ex-amante seja morta, disse Castro.  
Comente agora
23
Nov
Vitória da Conquista: Acidente entre ônibus e carro deixa casal ferido
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:58h

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente entre um ônibus da viação Novo Horizonte e um veículo Uno na BA-265, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo informações do Blog do Anderson, o motorista do coletivo afirmou que o carro surgiu na contramão nas proximidades do anel viário da cidade. O casal que sofreu ferimentos estava no carro de passeio foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Os 20 passageiros e o condutor do ônibus que havia saído de Barra do Choça não ficaram feridos. (Fonte / Foto: Blog do Anderson)

Comente agora
23
Nov
Ferry Ivete é liberado e tempo de espera em Terminal reduz para quatro horas
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:56h

O Ferry Boat Ivete Sangalo foi liberado desde às 16h desta sexta-feira (23), porém, a espera para embarque continua longa. Agora, os passageiros ao invés de cinco horas, no Terminal de São Joaquim, estão esperando entre 3h30 e 4h para embarcar, segundo informações da assessoria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). O Sistema opera agora com dois ferries, o Ivete Sangalo e o Maria Bethânia. "As pessoas estão sendo orientadas a pegarem a estrada, caso prefiram", informou assessor. A embarcação tinha parado para passar por uma inspeção da Vigilância Sanitária. Duas lanchas auxiliaram no transporte de passageiros.

Comente agora
23
Nov
Gol faz oferta de passagens a partir de R$ 59,90
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:49h

A companhia aérea Gol anunciou passagens para diversos destinos a partir de R$ 59,90 para compras nesta sexta-feira. As passagens são para ida e volta e podem ser compradas apenas até às 23h59 de hoje, por meio do site www.voegol.com.br. As passagens são para voos entre os dias 17 de fevereiro de 2013 e 30 de junho de 2013, com estadia mínima de duas noites ou um sábado. Os trechos com passagens por R$ 59,90 são de Brasília (DF) para o Rio de Janeiro (RJ), de Natal (RN) para Recife (PE), de São Luis (MA) para Teresina (PI), Rio de Janeiro para Porto Alegre (RS), Brasília para Belo Horizonte (MG), e Belo Horizonte para Curitiba (PR).  A empresa ainda anunciou passagens por R$ 69,90 de Curitiba para São Paulo e São Paulo para Goiânia (GO). Além disso, as viagens de São Paulo para Campo Grande (MS), Fortaleza (CE) para Recife, Belo Horizonte para Rio de Janeiro, Ilhéus (BA) para Salvador (BA), e São Paulo para Londrina (PR), custam R$ 79,90, segundo a Gol.

Comente agora
23
Nov
SAJ: Responsáveis pela 'Cooper' respondem reclamações do transporte coletivo
Postado por: Letícia Oliveira / 18:48h

As reclamações do serviço prestado pelos ônibus coletivos da empresa Cooper Micro Luxo em Santo Antônio de Jesus são constantes, dentre tantas, as mais informadas são a espera dos transportes nos pontos e a imprudência dos motoristas. Muitos passageiros indignados entraram em contato com a Recôncavo FM na manhã desta sexta-feira (23), para pedir uma postura dos responsáveis da empresa.

O responsável da Cooperativa Márcio Alves, conhecido ‘Batata’, em entrevista a Marcus Augusto, informou que são comentários maldosos, "uma cidade pequena com percurso de transporte também menor nunca chega há ficar cerca de duas horas sem ônibus, o atraso ocorre as vezes com os problemas mecânicos, mas duas horas de espera não é atraso; isso não acontece”, garantiu. Márcio acrescentou que já chegou até uma hora às demoras e hoje tem um programa criado onde automaticamente que se um veículo quebrar com 30 a 40 minutos outro carro passa. Já um dos fiscais da empresa, Thiago Souza, afirmou que há um o carro que sai do bairro da Urbis III para o Alto Santo Antônio e retorna para o local de partida, “nesse percurso todos os carros levam cerca de 2 horas para voltar ao bairro, vamos corrigir isso”, completou.

Com relação aos vales-transportes, ‘Batata’ destacou que fez um acordo com todos os cooperados e todo o dinheiro do vale seria repassado para pagamento de dívidas atrasadas, porém o planejamento foi feito de 4 a 5 meses e ainda não foi possível pagar tudo. “O vale transporte é lei e toda empresa de transporte é obrigada recebê-lo. O fato de motorista não embolsar o vale resultará em sua punição, nós estamos punindo esses funcionários”, acrescentou. Ele cientificou também, que alguns vales estão sendo falsificados e 30.000 unidades falsas já foram recolhidas.

Um comentário
23
Nov
Salvador: 'Amanhecer 2' será exibido gratuitamente para mães com bebês
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:45h

O projeto CineMaterna, que oferece sessões de cinema adaptadas para mães (pais e acompanhantes) com seus bebês, chega a sua segunda edição no Cinépolis do Shopping Bela Vista, na capital baiana. O encontro acontece na próxima terça (27), às 14h, e exibirá o filme 'A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2'. O evento é gratuito para pais acompanhados com filhos de até 18 meses, mais um acompanhante. Os interessados devem buscar o vale-ingresso no Fraldário do centro de compras (disponíveis em quantidade limitada). As salas têm ar-condicionado e som reduzidos, leve iluminação e, nos trocadores, estão disponíveis fraldas, lenços umedecidos e antiassaduras. Para os que já engatinham, o tapete de atividades é uma boa distração, enquanto as mães assistem ao filme. O projeto nasceu há quatro anos com o objetivo de tirar as mães que acabaram de ter filhos de casa para um programa cultural. É bem diferente do que ir a uma sessão de cinema convencional e é chamada de sessão amigável, pois as salas são preparadas especialmente para acolher as mães com os bebês. 

CineMaterna no Shopping Bela Vista
Filme - A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2
Data -  27 de novembro (terça), às 14h
Entrada franca. (IBahia)
Comente agora
23
Nov
Muritiba: PM surpreende bandidos que tentavam abastecer comparsas com drogas e armas
Postado por: Fábio Santos - DRT 8769 / 18:30h

Sete viaturas e mais de 30 policiais estiveram em ação durante toda dia dessa sexta-feira (23), nos bairros periféricos, Nova Brasília e Paraguai, no intuito de combater o tráfico de drogas na localidade. De acordo com comandante da operação Tenente Suzart, traficantes estariam realizando entregas de armas e drogas nos fundos de um curral, no bairro Nova Brasília, a fim de abastecer os comparsas. “Recebemos a informação de que eles estavam abastecendo a localidade com drogas e armas, daí ao chegarmos ao local, fomos recebidos a tiros pelos elementos. Ficamos durante todo dia, realizando buscas na área de vegetação do bairro, por onde eles evadiram-se. Infelizmente eles conseguiram fugir”, destaca o Tenente. 

Diversas equipes de Polícia participaram da Operação que contou com as guarnições do Tático Operacional, e da Companhia Independente Litoral Norte, além de policiais lotadas no pelotão de Muritiba. Ainda de acordo com o comandante da operação, os elementos deixaram pra trás, uma mochila contendo, drogas tipo maconha e crack, além de R$ 3.200,00 reais em dinheiro. O material foi apresentando na Delegacia de Policia Civil da cidade. Segundo Suzart, os elementos conseguiram fugir por uma área de vegetação, levando consigo, armas e drogas. A ação iniciou às 8h horas, informou a PM.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Fábio Santos

Comente agora
23
Nov
Mário Assis informa: Imóvel para Venda em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:27h

Mais informações sobre o imóvel clique AQUI!

Comente agora
23
Nov
Sapeaçu: Rebeca desiste de leilão da virgindade após receber ajuda da Band
Postado por: Fábio Santos - DRT 8769 / 18:23h

Rebeca Bernardo, 18 anos, a "virgem de Sapeaçu", desistiu de realizar o leilão da sua primeira vez. De acordo com Rebeca em entrevista a uma emissora de rádio local, relatou que recebeu diversas proposta, porém a melhor chegou somente nesta sexta-feira (23). Segundo ela, a TV Band Bahia, entrou em contato com a mesma a fim de ajudá-la, “a Band me ofereceu ajuda nos meus estudos e no tratamento de saúde de minha mãe; estou muito feliz, com essa iniciativa da empresa; estava prestes a realizar tal medida apenas para ajudar a minha mãe, que como todos já sabem, ela sofre de problemas sérios de saúde”, alegou. Ainda de acordo com  Rebeca, prepostos da emissora estiveram em sua casa na manhã desta sexta-feira (23), oferecendo esse apoio social a jovem. “Eles me garantiram que irá me ajudar, o leilão está suspenso, só retorna, caso a emissora não cumpra o prometido, coisa que acho difícil, pois a iniciativa da ajuda partiu deles", finalizou Rebeca.

A "virgem de Sapeaçu", como ficou conhecida, chegou a receber uma proposta de 60 mil reais, como lance inicial. A jovem espelhava-se na modelo Ingrid Migliorini, 20, catarinense que leiloou virgindade por R$ 1,5 milhão como parte de um documentário australiano.

Reportagem: Voz da Bahia - Fábio Santos

3 comentários
23
Nov
Lajedinho: Chuva deixa imóveis alagados e famílias desabrigadas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:21h

A forte chuva que atingiu a cidade de Lajedinho, centro-norte do estado, na tarde desta quinta-feira (22), provocou diversos danos na infraestrutura de imóveis públicos e particulares. De acordo com informações da prefeitura, o alagamento da parte mais baixa da cidade destruiu equipamentos e mobiliários na sede da administração, na creche, na biblioteca e no almoxarifado da merenda escolar. O temporal também deixou 35 famílias desabrigadas, que foram encaminhadas para escolas municipais e casas de parentes. (BN / Foto divulgação)

Comente agora
23
Nov
Estado de saúde de jovem baiano com 260 quilos é grave, diz hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:16h

O estado de saúde do jovem baiano de 23 anos, que pesa mais de 260 quilos, é estável, mas grave devido aos problemas causados pela obesidade, informou o Hospital Roberto Santos, em Salvador. Segundo a unidade hospitalar, a infecção respiratória apresentada por Francisco Araújo Silva Júnior está controlada, embora ele continue respirando com ajuda de uma máscara de oxigênio. Francisco Araújo, que também está com a perna direita quebrada, irá passar por um tratamento contra obesidade. Nesta sexta-feira (23) ele foi avaliado por um médico endocrinologista, que irá decidir como acontecerão as próximas etapas do tratamento, informou o hospital. (G1)

Comente agora
23
Nov
Joaquim Barbosa receberá título de cidadão soteropolitano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:14h
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Benedito Barbosa Gomes, em breve, será cidadão soteropolitano. Mineiro do município de Paracatu, o ministro é o primeiro negro a presidir a instância máxima da Justiça brasileira. O projeto foi apresentado na Câmara de Salvador pelos vereadores Pedro Godinho (PMDB), presidente da Casa, Carlos Muniz (PTN) e Orlando Palhinha (PP). A condecoração será entregue em data ainda a ser definida. Ele receberá o Título de Cidadão da cidade mais negra fora da África pelo exemplo de resistência e enfrentamento ao preconceito racial. De origem humilde, um dos oito filhos do pedreiro Joaquim e da dona de casa Benedita, Barbosa nunca aceitou ser discriminado e se valeu da educação para mudar o destino e traçou uma trajetória de sucesso. Ainda criança, ajudava o pai a fazer tijolos, mas não se descuidava dos estudos e aprendeu a falar francês, inglês, alemão e espanhol. Formou-se em direito e foi aprovado em concurso para o Itamaraty. “Por tudo que já fez, é com considerável atraso que reconhecemos e propomos esta honraria ao ministro que há muito já o fez por merecer”, ressaltam os vereadores Pedro Godinho, Carlos Muniz e Orlando Palhinha. (Bahia Notícias)
Um comentário
23
Nov
Desentendimento entre Toni Garrido e Suzana Vieira gera bate-boca em programa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:07h

O que parecia ser mais um dia comum, foi muito além do esperado, ao menos para a jornalista Fátima Bernardes, que lidera o programa 'Encontro com Fátima Bernardes'. Na manhã desta sexta-feira (23), a apresentadora recebeu alguns convidados especiais em sua atração, assim como faz todos os dias, mas algo saiu do controle nessa edição do programa. O tema principal em debate? A posse do ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto foi alvo de comentários da plateia que estava no programa. O cantor Tony Garrido esboçou sua opinião. "Eu adoraria que várias empregadas domésticas pudessem morar na Lagoa, no Jardim Botânico. O que está faltando é que essas empregadas, garis, porteiros, estejam morando no mesmo estilo de prédio que eu, que você Gabriel (O Pensador) ou perto da Suzana (Vieira)", falou o músico.

Já a atriz Suzana Vieira, conhecida por várias polêmicas, foi direta em seu comentário, rebatendo as palavras de Tony. "Não vamos pegar as dores e fazer como se elas (as pessoas negras) fossem vítimas. O Brasil está oferecendo oportunidades para as pessoas melhorarem e se formarem. Porque senão fica uma coisa parecendo que só negro que não tem oportunidade. Esse país não dá oportunidade pra quase nenhum estudante, nem branco nem negro", ressaltou a atriz, que completou: "O maior problema do Brasil é um problema econômico. É um problema de classe social, muito mais que o problema de branco e preto. Não sei se vocês concordam comigo, mas minha opinião é essa".
Comente agora
23
Nov
Indenização para quem entrega arma é reajustada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:47h

Os brasileiros que aderirem à Campanha Nacional de Desarmamento vão receber valor maior de indenização a partir de hoje (23). O Ministério da Justiça, por meio da Portaria 2.969, reajustou as indenizações pagas para quem entrega de forma voluntária arma de fogo para destruição. Os novos valores vão de R$ 150 a R$ 450, conforme o calibre do armamento. Antes, a indenização variava de R$ 100 a R$ 300. Segundo o ministério, desde janeiro, foram entregues cerca de 62 mil armas em todo o país. O estado campeão em recolhimento é São Paulo, com 17 mil. Para o ministério, algumas das razões que têm estimulado o cidadão a participar da campanha são: o anonimato e a indenização, paga em até 24 horas.

Para a entrega, é necessário descarregar e embalar a arma. Munições devem ser transportadas separadamente. Os armamentos podem ser levados às delegacias da Polícia Federal, aos postos da Polícia Rodoviária Federal ou aos pontos cadastrados para o recebimento, que podem ser consultados no site da campanha. (Agência Brasil)

Comente agora
23
Nov
Dilma assina promoção da primeira mulher a posto de oficial superior nas Forças Armadas
Postado por: Bia Lemos / 17:41h

A presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (23) a promoção da primeira mulher a alcançar o posto de oficial superior nas Forças Armadas. A integrante da Marinha, Dalva Maria Carvalho Mendes, foi promovida de capitã-de-mar-e-guerra para contra-almirante, terceiro cargo mais importante da força. Formada em Medicina, com especialização em anestesiologista, a contra-almirante Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino de Oficiais. Durante quase toda sua carreira trabalhou no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, chegando ao cargo de vice-diretora. Atualmente é diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória. A contra-almirante tem ainda curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval. A promoção da contra-almirante Dalva foi assinada durante reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Defesa, Celso Amorim. Também foram assinadas as promoções de outros militares. Ainda não foi definida a data da cerimônia de apresentação dos promovidos à presidenta Dilma. A Marinha foi a primeira força a autorizar o ingresso de mulheres, a partir de 1980, restrita ao já extinto Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, tendo perfil de carreira próprio e acesso limitado a determinados cargos e ao serviço em terra. Leia mais na Agência Brasil. (Política Livre).

Comente agora
23
Nov
Anatel investiga se TIM descumpriu suspensão da promoção 'Infinity Day'
Postado por: Letícia Oliveira / 17:34h

O superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, afirmou nesta sexta-feira que abriu um procedimento administrativo para investigar se a TIM descumpriu determinação do órgão regulador para suspender a vigência da promoção Infinity Day. Segundo ele, a TIM, por meio de carta, alegou problemas técnicos para suspender a promoção em algumas localidades e informou que não poderia interrompê-la imediatamente. "Por conta disso, estamos abrindo processo para apurar esse descumprimento", afirmou.

Se as investigações confirmarem os indícios apurados pelos escritórios regionais da Anatel, a empresa poderá pagar uma multa de R$ 200 mil por dia de descumprimento. A determinação da Anatel, antecipada pela Agência Estado, é válida desde segunda-feira (19) A promoção da TIM consistia em ligações ilimitadas durante um período de 24 horas por preços fixos. No caso das chamadas locais entre aparelhos da operadora, cada usuário pagaria apenas R$ 0,50 por dia, enquanto todos os interurbanos de TIM para TIM custariam R$ 1 por dia para cada cliente. Até ser suspensa pela Anatel, a promoção valia para os Estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e interior de São Paulo.

Comente agora
23
Nov
SAJ: ADAB encontra morcegos com raiva em cidades da região
Postado por: Bia Lemos / 17:21h

A ADAB de Santo Antônio de Jesus há 45 dias vem trabalhando no combate a Zoonoses, que são doenças de animais transmissíveis ao homem. Em entrevista à rádio Recôncavo FM, o gerente da ADAB, Luís Geraldo, informou que tem visitado várias cidades, dentre elas: Varzedo, Elísio Medrado, Dom Macedo Costa, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré, Salinas, Vera Cruz e Itaparica. Nas inspeções feitas nesses municípios, a equipe encontrou cerca de três mil morcegos hematófagos, que foram capturados, coletados por amostragem, para que fossem devidamente tratados e depois libertados. Essa medida é adotada para que morcegos hematófagos não “sujem outros”, explicou o gerente.

No momento de captura, alguns foram encontrados mortos. “Diferente do que se imagina, morcego também morre de raiva”, salientou. Tais animais foram confirmados com raiva após análise feita por especialista da UFBA, que é parceira de ADAB.

Luís Geraldo comentou que em Vera Cruz, Salinas e Itaparica, locais inspecionados pela ADAB, a equipe conseguiu, após todos os procedimentos, encontrar o índice zero de morcegos.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
23
Nov
SAJ: Chefe do Cartório Eleitoral alerta candidatos sobre prestação de contas
Postado por: Bia Lemos / 16:56h

Os candidatos a prefeito e vereador, bem como partidos políticos de todas as esferas e comitês financeiros que ainda não prestaram contas, devem ir ao Cartório para fazer, a fim de evitar intimação. Em entrevista à rádio Recôncavo FM, Hamilton Sacramento, chefe do Cartório Eleitoral de Santo Antônio de Jesus, que é responsável também pelos municípios de Dom Macedo Costa e Varzedo, informou que o prazo legal para fazer a prestação, dia 6 de outubro, já passou. Porém, isso não impede que os que estiverem pendentes agilizem esse processo.

Sacramento explicou que quem prestou contas após o prazo legal já está ciente de que suas contas não serão aprovadas sem qualquer ressalva. O Cartório Eleitoral costuma fazer intimação quando há muita demora, e geralmente, dá um prazo de 72 horas para a realização da prestação. Caso a pessoa que foi intimada passe do prazo, será declarada como alguém que não prestou contas, e, assim, ficará inelegível até o dia em que a prestação for feita.

Segundo o chefe do Cartório, todos os candidatos eleitos, tanto a prefeito quando a vereador, devem estar com suas contas analisadas até o dia 10 de dezembro deste ano. “Analisar uma conta demanda muito trabalho, e a gente tem que ter cuidado para não ser injusto com algum candidato”, finalizou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
23
Nov
Rede SAC altera funcionamento no dia de Nossa Senhora da Conceição
Postado por: Letícia Oliveira / 16:47h

Dos seis postos SAC que funcionam aos sábados, apenas dois estarão abertos no dia 8 de dezembro, data em que se comemora o feriado religioso de Nossa Senhora da Conceição. O SAC Lauro de Freitas e o SAC Feira Centro II terão expediente normal. As demais unidades lotadas na capital que abrem no final de semana – Barra, Iguatemi, Salvador Shopping e Paralela – estarão fechadas no sábado (8), retomando o atendimento na segunda-feira. Mais informações sobre serviços e horários da rede SAC na capital e interior estão disponíveis no www.sac.ba.gov.br ou pelos números 0800 071 5353 (fixo) e 4020 5353 (celular).

Comente agora
23
Nov
Adolescente de 14 anos é assassinada com tiros na cabeça em Itabuna
Postado por: Letícia Oliveira / 16:42h

Uma adolescente de 14 anos foi assassinada na manhã desta sexta-feira (23) no Parque Boa Vista, localizada na cidade de Itabuna, Sul da Bahia. Segundo informações do blog Pimenta, a jovem estava chegando da escola quando uma amiga a chamou. Foi quando a adolescente se aproximou da amiga que foi atingida por vários disparos na cabeça. A jovem chegou a ser socorrida para o Hospital de Base de Itabuna, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo da vítima será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município, para ser periciado. A autoria e a motivação do crime são desconhecidas. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Itabuna.

Comente agora
23
Nov
Deputado José Rocha cobra do ministro da Saúde a liberação de emendas
Postado por: Letícia Oliveira / 16:36h

O deputado federal José Rocha (PR-BA) cobrou do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a liberação das suas emendas ao Orçamento da União que destinam recursos para diversos municípios da Bahia. José Rocha disse ao ministro que a população está sendo prejudicada com a demora e que o prazo para empenho e pagamento é cada vez menor. Alexandre Padilha reconheceu que há um acúmulo de emendas em sua pasta, mas que está na dependência de autorização da Casa Civil da Presidência, responsável por liberar o valor que cada ministério pode gastar. As emendas do deputado José Rocha destinam recursos para a construção de postos de saúde, compra de ambulâncias e atendimento à saúde da família.

Comente agora
23
Nov
SAJ: Falta insulina na 4ª Dires e nos Postos de Saúde
Postado por: Bia Lemos / 16:04h

De acordo com informações da rádio Recôncavo FM, está faltando insulina nos postos de saúde de Santo Antônio de Jesus e de outras cidades da região, como também na Quarta Dires. Insulina é um medicamento essencial para pessoas que têm diabetes, e comumente é distribuído pelo Governo Federal gratuitamente para a população carente.

Segundo informações, está faltando este medicamento há mais de uma semana. Os diabéticos que são beneficiados com essa distribuição gratuita tiveram que recorrer às farmácias para adquirir o medicamento. Em um dia, o estoque deste medicamento em uma farmácia de Santo Antônio de Jesus foi todo vendido. Um frasco custa em média R$ 40.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
23
Nov
Apreensão recorde de cocaína ajuda a desvendar rota do tráfico de São Paulo para a Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 16:00h

Os 33 quilos de cocaína localizados pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) no Vale dos Rios fazem desta a maior apreensão da droga este ano na Bahia, segundo a Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (23). A droga foi encontrada na casa de Elio de Jesus Matos, 32 anos, no Conjunto dos Bancários, depois de investigação feita no bairro da Engomadeira. A cocaína estava em 33 tabletes de 1 kg cada – segundo Elio, líder do esquema, comprados em São Paulo por R$ 330 mil. A droga foi trazida para a Bahia dentro de veículos transportados por caminhões-cegonha. Já em terra baiana, a quadrilha arrecadaria R$ 480 mil revendendo a cocaína na região da Engomadeira. As investigações da Polícia Civil mostraram que Elio levava uma vida de luxo em Salvador. Para justificar seu alto padrão de vida, ele dizia ser proprietário de uma frota de táxi. No estacionamento da casa onde Elio mora com a companheira Jacira Jandira de Santiago Santos, 32 anos, foram apreendidos um Vectra prata e uma moto Honda, além de três táxis modelo Corsa e um táxi modelo Cobalt. Os taxistas que saiam com esses carros eram usados por Elio para transportar integrantes da quadrilha pela cidade, mas não sabiam que os clientes eram traficantes, segundo a polícia. Na casa de um dos traficantes da quadrilha, Adilson Almeida da Rocha, no Jardim Cruzeiro,  a polícia encontrou R$ 73 mil e uma pistola 380. Já o braço direito de Elio, Eduardo Cruz dos Santos, 33, foi preso na Boca do Rio.Foram oito meses de invesitgação na região da Lajinha, na Engomadeira – a Denarc cumpriu quatro mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão. (Correio)

Comente agora
23
Nov
Três pessoas morrem em acidente com caminhão na BR-101
Postado por: Letícia Oliveira / 15:50h

Três pessoas morreram na noite desta quinta-feira (22) em um acidente que envolveu um carro e um caminhão no Km 554 da BR-101, próximo do município de Arataca. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Itabuna, as vítimas estavam no veículo Ford Ka, NZT-1077, que se chocou transversalmente com um caminhão Ford Cargo, HCQ-2422.

Ricardo Tavares Pereira, 38 anos, Itamar Nascimento Bezerra, 21 anos, e Breno Rosa do Carmo, 17 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. O condutor do caminhão não ficou ferido. O corpo dos homens foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. As circunstâncias do acidente, que aconteceu por volta das 20h30, são desconhecidas. (Correio)

Comente agora
23
Nov
Perder o emprego após os 50 anos aumenta risco de ter infarto
Postado por: Bia Lemos / 15:44h

Perder o emprego após os 50 anos aumenta o risco de a pessoa sofrer um infarto, especialmente no primeiro ano após a demissão, revela pesquisa publicada nesta semana no periódico "Archives of Internal Medicine". O risco é ainda maior se a experiência do desemprego se repetir: varia de 22% (primeira vez) a 63%, quando a pessoa já perdeu quatro ou mais empregos. Nesses casos, as chances de infartar são iguais às dos fumantes. O estudo foi feito com 13.451 homens e mulheres entre 51 e 75 anos. No período entre 1992 e 2010, os pesquisadores entrevistaram os participantes a cada dois anos e registraram 1.000 infartos. 

Usando modelos estatísticos, os pesquisadores viram que o desempregado tem um risco 35% maior de infartar do que aquele que nunca perdeu o emprego. As chances foram similares para homens e mulheres de diferentes níveis educacionais e socioeconômicos. Segundo Linda George, professora de sociologia da Universidade Duke e uma das autoras do estudo, "o desemprego tem um impacto significativo [no risco cardíaco] e é semelhante a outros fatores de risco, como o tabagismo e a obesidade". (Folha)

Comente agora
23
Nov
Mano Menezes é demitido da seleção brasileira
Postado por: Bia Lemos / 15:42h

Mano Menezes foi demitido nesta sexta-feira do comando da seleção brasileira. Ele recebeu a notícia de Andres Sanchez, diretor de seleções da CBF. O técnico caiu depois de desavenças com o presidente da CBF, José Maria Marin, que ultimamente já não confirmava a permanência do treinador a longo prazo. O nome de Luiz Felipe Scolari é o mais cotado para ocupar a vaga. O treinador está desempregado desde que deixou o Palmeiras, neste ano, devido aos maus resultados da equipe, que acabou rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro. O último confronto de Mano no comando da seleção foi na quarta-feira passada, quando o Brasil perdeu por 2 a 1 para a Argentina no Superclássico das Américas, mas ficou com o título por ter vencido nos pênaltis.

Ex-técnico do Corinthians, Mano chegou à seleção depois da Copa do Mundo de 2010. Ele foi contratado após Muricy Ramalho, que estava no Fluminense, recusar o convite do então presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Mano assumiu a vaga deixada por Dunga, que caiu após o Brasil ser eliminado pela Holanda no Mundial da África do Sul, em julho daquele ano. No total, comandou o time por 40 jogos, o primeiro deles no dia 10 de agosto daquele ano contra os Estados Unidos. O ano acabou oficialmente para a seleção brasileira, que só volta a jogar no dia 6 de fevereiro de 2013, contra a Inglaterra, em Wembley. (Folha)

Comente agora
23
Nov
Chocolate corre risco de extinção, diz pesquisador
Postado por: Letícia Oliveira / 15:21h

As mudanças no solo da África, que responde por 72% da produção mundial de cacau, ameaçam o chocolate de extinção. A notícia foi publicada pela revista Superinteressante. "Em 20 anos, o chocolate vai ser como o caviar: tão raro e caro que as pessoas não vão poder comprar", diz John Mason, diretor do Centro de Pesquisas sobre Conservação da Natureza (NCRC), sediado em Gana, segundo produtor mundial de cacau. O problema é que hoje os produtores estão derrubando outras espécies para plantar apenas cacaueiro, que cresce melhor em florestas, à sombra de árvores mais altas. Dessa forma, a colheita de cacau aumenta a curto prazo, mas o solo acaba empobrecido com a ação do sol e a produção futura é comprometida.

Comente agora
23
Nov
Salvador é destaque na venda de ingressos para Copa das Confederações 2013
Postado por: Letícia Oliveira / 15:13h

Salvador, mais uma vez tem destaque positivo nos assuntos relacionados aos megaeventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos: a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Com início das vendas de ingressos para a Copa das Confederações 2013, via cartões VISA, na última quarta-feira (21/11), Salvador, sede de três jogos, foi a primeira a ter o lote de ingressos esgotados. A Arena Fonte Nova abrigará as partidas dos dias 20, 22 e 30 de junho, sendo a segunda delas um jogo da Seleção Brasileira e o terceiro a disputa do 3º lugar. (Politicalivre)

Comente agora
23
Nov
Especialista diz que usar fio dental é perda de tempo
Postado por: Letícia Oliveira / 15:09h

Visitas ao dentista nunca são agradáveis. Eles insistem em dizer aos pacientes que irão manter os dentes brilhantes e livres de cáries, bem como manter as gengivas saudáveis. O uso de fio dental regularmente, por exemplo, já foi apontado por eles como meio para proteger o coração. Mas, de acordo com o livro Kiss Your Dentist Goodbye, as pessoas que usam o fio dental regularmente estão perdendo tempo.  O livro está criando polêmicas porque foi escrito pela doutora norte-americana Ellie Phillips, uma das primeiras mulheres do Guy’s Hospital, em Londres.  Ela disse que usar fio dental não ajuda a reduzir o risco de cárie dentária. As informações foram publicadas no Daily Mail. E um estudo publicado no British Dental Journal, em 2006, não encontrou nenhuma diferença no número de cáries sofridas por adultos que usam fio dental e aqueles que não usam. "Não há nenhuma evidência de que o fio dental é eficaz na prevenção da cárie dentária a longo prazo," disse o Dr. Graham Barnby, um dentista de Marlow, que também é membro do Simply Health Advisory Research Panel, que analisa as últimas pesquisas e pensamentos médicos. "Então, de certa forma, ela tem alguma razão. No entanto, embora os benefícios da utilização do fio dental possa ser limitado, ele tem um papel na prevenção de doenças da gengiva", afirmou.

Comente agora
23
Nov
Restauração de rodovias beneficia economia do litoral norte
Postado por: Letícia Oliveira / 15:06h

O governador Jaques Wagner e o vice governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, entregam, neste sábado (24), às 9h, no município de Entre Rios, a restauração e a pavimentação da BA-520 e BA-506, trechos Imbé (BA-093) – Areal e BA-506 (Areal) – entroncamento da BA-099, respectivamente. Entre os municípios beneficiados com o investimento de R$ 7.054.743,58, Cardeal da Silva, Entre Rios, Araçás e Itanagra. A restauração e a pavimentação das rodovias facilitam o escoamento de produtos da economia da região litoral norte da Bahia, baseada na agricultura, petróleo e pecuária. Pela rodovia, que vai beneficiar cerca 115 mil habitantes, trafegam cerca de 180 veículos por dia. (Politicalivre)

Comente agora
23
Nov
Bailarina do 'Faustão' troca de biquíni no meio da Praia da Reserva
Postado por: Letícia Oliveira / 15:05h

Kamilla Kovas, dançarina do "Domingão do Faustão" e capa deste mês da revista "Sexy", posou para um ensaio sensual, na Praia da Reserva, Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira. Ajudada por uma assistente, a morena fez as trocas de biquíni em plena praia. (Odia)

Comente agora
23
Nov
Jorginho faz treino tático e testa novas peças no time titular
Postado por: Letícia Oliveira / 14:56h

Pensando no embate com o Náutico, pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o técnico Jorginho comandou mais um treino nesta quinta-feira (22), no Fazendão. O treinador promoveu uma atividade tática e fez algumas mudanças na equipe titular. Zé Roberto e Fabinho voltaram a treinar na equipe principal e devem ser confirmados no time titular. A outra grande mudança foi a entrada de Lucas Fonseca na zaga, no lugar de Danny Morais, que sentiu uma fisgada na coxa e é dúvida para o jogo. Jorginho conversou com o time antes das atividades físicas e após isso promoveu um treino tático, dando diversas indicações sobre posicionamento. O grupo principal foi formado com Marcelo Lomba; Fabinho, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro; Fahel, Diones, Hélder e Zé Roberto; Gabriel e Souza. O auxiliar Eduardo Barroca comandou uma atividade com os demais jogadores, em campo reduzido. Bahia e Náutico se enfrentam no próximo domingo (25), às 16h (horário de Salvador), em Pituaçu. (Metro1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com