As comentadas

Boa tarde , Quinta-feira, 31/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

20
Mar
Marco Feliciano "não renunciou e nem vai renunciar"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:22h

De acordo com a assessoria do deputado federal Marco Feliciano (PSC), ele "não renunciou e nem vai renunciar" à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara. A Agência Brasil reproduziu a informação e afirmou que o pastor segue no comando da Casa. Nesta quarta-feira (20), a liderança do PSC chegou a pedir ao deputado que reconsiderasse sua permanência na CDHM. Metro1

Um comentário
20
Mar
SSP-BA abre vagas para concurso em Salvador e interior
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:21h

A Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) divulgou nesta quarta-feira (20) a abertura de 31 vagas para contratação nos níveis médio e superior sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os salários chegam a R$ 2.528,88. A seleção será feita através de análise curricular e é exigida experiência profissional para todos os cargos. A seleção preencherá vagas nas unidades de Salvador, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Seabra Euclides da Cunha e Barreiras. Clique aqui para saber mais informações e conferir o edital

Comente agora
20
Mar
Ter filho após os 35 anos é mais tranquilo emocionalmente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:20h
A valorização da vida profissional bem como os avanços técnicos de reprodução humana são fatores que, atualmente, influenciam a tomada de decisão sobre o melhor momento para vivenciar a maternidade, levando cada vez mais mulheres a adiarem a gravidez. Ter um filho quando as condições de vida são ideais é sempre mais tranquilo emocionalmente, segundo especialistas. Apesar de a gestação tardia estar mais exposta a riscos de complicações maternas, ela traz muito mais vantagens que desvantagens. É o que afirma a psicóloga paulista Luciana Leis, que atuou na Clínica de Ginecologia do Hospital das Clínicas de São Paulo desenvolvendo trabalhos junto a pacientes que enfrentavam problemas de fertilidade. “A experiência da maternidade é algo que independe da idade da mulher, pois a capacidade dela de se vincular e cuidar de uma criança tem mais a ver com aspectos subjetivos de sua história de vida”, diz. 
Valores em alta 
Comente agora
20
Mar
Homem é preso após render gerente de banco em Jeremoabo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:12h
Dois homens armados tentaram assaltar o Banco do Brasil da cidade de Jeremoabo, nordeste da Bahia, na manhã desta quarta-feira (20). De acordo com o delegado Cícero Gomes, a dupla abordou o gerente assim que ele chegou para trabalhar. "Eles monitoraram o gerente por uma semana. Hoje, entraram no banco e ficaram na parte que ficam os caixas [eletrônicos]. Ficaram na espreita, se comportando como cliente. Quando o gerente entrou e ia passar pela porta giratória, na parte de atendimento, um deles o rendeu. O outro entrou junto e rendeu o segurança que estava lá [dentro]", relata o delegado. A investigação aponta que a dupla pediu ao gerente que abrisse o cofre do banco, mas o alarme da agência foi acionado e a polícia chegou no local. "Quando eles pegaram ele [o gerente], disseram que a família dele estava rendida. Depois ordenou que abrisse o cofre. Nesse meio termo, o alarme foi acionado. Quando a polícia chegou, um deles foi preso e o outro fugiu", conta Cícero Gomes. Em depoimento à polícia, o suspeito preso informou que prentendia fugir no carro do gerente ou na moto que pertence ao segurança do banco. O outro assaltantes permanece sendo procurado pela polícia. (G1)
Comente agora
20
Mar
Supremo decide que Correios não podem demitir sem informar motivo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:10h

Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria (nove votos a um) nesta quarta-feira (20) que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não pode demitir funcionários sem apresentar uma justificativa formal. Os ministros entenderam que o fato de os empregados entrarem por meio de concurso público garante o direito de serem demitidos com apresentação dos motivos. O Supremo destacou, porém, que não há estabilidade para empregados de empresas de economia mista, caso da ECT. 

Como o processo tem repercussão geral, a decisão deverá ser seguida por tribunais de instâncias inferiores em ações semelhantes. Segundo levantamento no site do STF, há 981 processos paralisados em diversos tribunais sobre "despedida imotivada de empregados de empresa pública". Segundo o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, o entendimento servirá para outras empresas de economia mista, como Banco do Brasil, Petrobras e Eletrobrás. "Como tem repercussão geral, [a decisão tomada] deve afetar todas as empresas de economia mista, e não apenas esse recurso", afirmou Barbosa.

Comente agora
20
Mar
Ana Paula Padrão deixa Rede Record
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:42h

Rede Record informou, nesta quarta-feira (20), que Ana Paula Padrão deixa a bancada do Jornal da Record. A jornalista pretende se dedicar às empresas que lidera e considera que é impossível a conciliação das atividades que desempenha com a rotina do telejornal. Desta forma, as duas partes, em comum acordo, decidiram não renovar o compromisso atual, disse a emissora.  A apresentadora passou os últimos quatro anos no Jornal da Record, participou da cobertura dos principais eventos jornalísticos e esportivos e ainda produziu séries e reportagens especiais. "A Record tem certeza que Ana Paula colaborou de forma efetiva para a consolidação das propostas inovadoras do departamento de Jornalismo. A Record agradece a parceria com Ana Paula Padrão e deseja ainda mais sucesso em sua trajetória", informou a assessoria do canal. Padrão começou sua carreira em Brasília e entrou na Globo em 1987, onde foi repórter, correspondente internacional e apresentadora. Em 2005, assinou um grande contrato com o SBT, onde foi apresentadora e repórter especial até o ano de 2009, quando trocou a emissora de Silvio Santos pela Record. Terra

Comente agora
20
Mar
Acidente na BA-502 deixa uma pessoa morta e mais três feridas
Postado por: Samile Damasceno / 18:12h

Um acidente na tarde desta quarta-feira deixou uma pessoa morta e mais três feridas na BA-502, no trecho entre Feira de Santa e São Gonçalo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRE) a colisão aconteceu por volta de 14h, no km03 da rodovia. A vítima fatal ocupava uma moto com um passageiro e foi atingida quando um carro modelo Volkswagem Fox fez uma conversão à esquerda próximo ao Clube Águas Claras e bateu de frente contra a moto. O veículo ainda se chocou contra uma Chevrolet S10, que capotou. Ainda segundo a PRE, cada carro era ocupado por apenas uma pessoa. Os dois motoristas e o passageiro da moto foram encaminhados em estado grave para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada. (Correio)

Comente agora
20
Mar
Fifa 14 terá recursos para cavar faltas; Neymar é citado por executivo
Postado por: Samile Damasceno / 18:11h

O atacante Neymar poderá ter, mais do que nunca, sua cópia fiel no mundo dos games. Em entrevista a uma rádio norte-americana, David Rutter, executivo da EA Sports, disse que o recurso do 'cai-cai' está em estudo para o Fifa 2014. O novo game poderá ter um comando para simulação de faltas durante uma partida. Assim, um jogador que estiver cercado por adversários ou mesmo com dificuldade para driblar o oponente na grande área vai poder cavar a falta ou o pênalti. Se o árbitro for na dele, ponto para o trapaceiro. A ideia, segundo Rutter, é que o jogador caia de forma performática. O executivo da EA Sports brincou com a proposta e disse que, desta forma, no jogo, Neymar terá mais chances do que o argentino Messi. Entre outras coisas, Rutter também falou sobre as desconexões súbitas em partidas online e diz que haverá punição rigorosa para quem se utilizar deste expediente. Ele também promete maior conectividade entre jogadores durante partidas e segmentos sociais. O Fifa 2014 é um dos games mais esperados dos últimos tempos e é uma grande aposta da EA Sports para a próxima janela de lançamentos. Além das possíveis novidades já citadas, Rutter promete que ele será um dos jogos mais realistas lançados no mercado. 

Comente agora
20
Mar
Presa, aposentada diz que vendia drogas para comprar remédios
Postado por: Samile Damasceno / 18:00h

Uma idosa foi presa por tráfico de drogas em Juazeiro, no norte da Bahia. Ivone Oliveira Borges de Souza, de 71 anos, conhecida como Vovó do Tráfico, disse para a polícia que vendia drogas para custear remédios prescritos pelos médicos. Uma bolsa feminina com 100 gramas de cocaína e maconha foi encontrada embaixo da cama do quarto dela. A prisão correu na localidade de Massaroca, distrito distante 20 quilômetros de Juazeiro. O delegado Flávio André da Rocha Martin, titular da DT/Juazeiro, disse que Ivone é natural da cidade vizinha de Petrolina (PE), onde também vendeu drogas há alguns anos. Ela é aposentada e recebe o benefício do marido falecido. Segundo a polícia, ela mora sozinha, em Massaroca, onde comercializa drogas há pelo menos três meses. Um dos filhos, que mora no estado vizinho, também já esteve preso por tráfico. Os policiais apreenderam na casa da aposentada a quantia de R$ 3,9 mil e um Uno Mille, registrado em nome da filha, que mora em Salvador. A filha de Ivone afirmou que o carro estava na casa da mãe para que os irmãos a levassem às consultas médicas. O dinheiro encontrado seria referente a uma rescisão trabalhista, recebido por outro filho de Ivone, que deverá ser ouvido nos próximos dias. A aposentada foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e transferida para a carceragem do Conjunto Penal de Juazeiro, onde permanece desde sexta-feira passada (15), à disposição da Justiça. (Correio)

Comente agora
20
Mar
Câmara decide aumentar cota dos deputados e criar novos cargos
Postado por: Samile Damasceno / 17:54h

Em meio à tentativa do novo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de tentar criar uma agenda positiva, a Mesa Diretora da Casa anunciou nesta quarta-feira um pacote de medidas que, no papel, pode gerar mais custos. A principal delas é o reajuste da chamada cota mensal de atividades parlamentares. Os recursos da cota são usados no pagamento de passagens aéreas, telefone, serviços postais, assinatura de publicações, combustíveis e lubrificantes, entre outros gastos dos deputados. Os parlamentares apresentam as notas fiscais dos serviços e são ressarcidos pela Câmara. Na reunião de hoje, a segunda de Alves como presidente, a direção da Câmara definiu que um texto estabelecendo o tamanho do aumento deverá ser apresentado nos próximos dias pela área técnica da Casa para que as mudanças dos valores pagos aos 513 deputados entre em vigor.

Segundo a Folha apurou, uma das hipóteses com maior aceitação da cúpula da Casa hoje é que o reajuste no valor seja de 12,72%, o que representaria o acumulado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2011 e 2012. A utilização de um outro índice, como o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), não está descartada. Um estudo preliminar apresentado hoje durante a reunião da Mesa aponta que caso a opção seja mesmo pelo IPCA o impacto anual com o reajuste será de cerca de R$ 23 milhões. O valor da cota paga pela Câmara aos deputados varia de Estado para Estado, principalmente, em razão do preço das passagens aéreas.

Comente agora
20
Mar
Criança morre afogada em caixa d'água em Porto Seguro
Postado por: Samile Damasceno / 17:47h

Uma criança de um ano e sete meses morreu afogada dentro de uma caixa d'água na cidade de Porto Seguro, a 707 km de Salvador, na manhã desta terça-feira (19). De acordo com a ocorrência registrada na delegacia da cidade, Gulherme Nunes caiu acidentalmente dentro do recipiente, que ficava no quintal de sua residência, no bairro Baianão. Ele foi socorrido por populares e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas já chegou sem respirar ao local. Médicos tentaram realizar a ressuscitação da criança, mas esta acabou morrendo. A mãe de Guilherme, Débora Nunes, já prestou depoimento à polícia sobre o caso e o inquérito deverá ser concluído nos próximos dias. (Correio)

Um comentário
20
Mar
Sob suspeita: Mulher de Renan lucra 72% em quatro meses
Postado por: Samile Damasceno / 17:43h

Novo documento obtido pelo Estadão revela que a Tarumã Empreendimentos Imobiliários Ltda., a "empresa relâmpago" do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), distribuiu mais de R$ 200 mil de lucro para Maria Verônica Calheiros, mulher do parlamentar, quatro meses após a artista plástica injetar R$ 290 mil na empresa. Um lucro de 72% – na época, a taxa básica de juros era de 12,5% ao ano. Ainda de acordo com o jornal paulista, a Tarumã encerrou suas atividades em 16 de novembro de 2011, nove meses após ser inscrita na Junta Comercial do Distrito Federal, e sem nenhuma operação registrada. Com o fim da empresa, a esposa de Renan Calheiros recebeu R$ 498.284 em lucro e na restituição do investimento. Segundo o Estadão, o lucro alcançado em um intervalo de tempo tão curto é considerado alto por especialistas em lavagem de dinheiro, o que coloca sob suspeita as operações financeiras e contábeis da Tarumã, aberta depois das eleições de 2010. 

Comente agora
20
Mar
Projeto Fênix: Diretora da SUDIC de S. Antônio de Jesus rebate críticas de empresário
Postado por: Samile Damasceno / 17:38h

A diretora da SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial),  Conceição Gonzalez, esteve presente na Rádio Recôncavo para ter seu direito de resposta a cerca do depoimento do empresário Newton Pimenta, conhecido “Picopel”, sobre a posse do espaço Fênix, afirmando ele que aquela área não pertence à SUDIC, como já havia sido reproduzido pela diretora. A entrevistada diz que, enquanto funcionários da SUDIC, possuem o compromisso e o dever de sempre prestar as informações corretas à comunidade, “então, vim prestar esclarecimentos concretos, pois as pessoas mal informadas ficam tratando um assunto de forma irresponsável e não pode permanecer desta forma”.

Gonzalez explica que a SUDIC é uma autarquia estadual que tem por objetivo primais prover o desenvolvimento industrial e comercial da região. Dessa forma, elucida ainda, a empresa não trabalha em defesa apenas de um empresário ou da classe de empresariado, “nós trabalhamos em defesa de um município, pois o empresário sozinho nada realiza”, defende. Sobre a área do espaço Fênix, Gonzalez afirma que de forma nenhuma aquela área foi tomada de ninguém e convida a comunidade a comparecer ao escritório regional da SUDIC, que fica na Galeria Moura, sala 118, para que tenham conhecimento dos documentos que indicam a propriedade daquele imóvel. O espaço em questão, segundo a entrevista, foi desapropriado pelo estado em 1999 com o propósito de criar um espaço pra fazer a produção regulamentada de fogos. No ano de 2000, o espaço foi inaugurado e os trabalhos foram anunciados. Em 2003, o primeiro projeto não logrou êxito, tendo uma intensificação de esforços de várias entidades comprometidas de Santo Antônio de Jesus. Ainda em 2003, começou uma tentativa de trazer empresários de fora da cidade, que tinham experiência na indústria pirotécnica, ficando instalados neste município no ano de 2004, mas também não logrou êxito.

No ano de 2007, o espaço ficou abandonado e nessa situação, explica a entrevistada, todos se calaram perante o assunto, sem tomar nenhuma providência mais concreta e quando a mesma chegou para a gestão da SUDIC, em 2011, foi visto uma situação de total desgaste ambiental e falta de higiene em uma posse ilegal, “então, fomos conduzindo de forma pacífica e retomamos a posse para a SUDIC, orientando para as pessoas que estavam usando o local, inadequadamente, das consequências que aquilo poderia causar à família que ali estava”.

Diante de todo exposto, há hoje um processo tramitando e será assinada a declaração de utilidade pública estadual de uma área e a SUDIC irá desapropriar uma área menor e a partir daí irão trabalhar com um espaço pra acomodar os produtores de fogos que pretendem formalizar a sua produção. Outro fator que Gonzalez ainda esclareceu é que aquela área jamais foi pensada como forma indenizatória das famílias das vítimas da explosão de fogos, “eu tenho contato constantemente com todas estas famílias e estamos tentando uma forma judicial de reparação dos danos, pois as pessoas não têm o discernimento para entender que uma coisa é poder executivo, outra é poder legislativo e outra é poder judiciários. Todos entram em defesa da comunidade de forma interdependente e um não pode mandar no outro”, pontuou.

 Redação e Foto: Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
20
Mar
SSA: Supermercado é assaltado por três homens armados em Castelo Branco
Postado por: Samile Damasceno / 17:34h

O supermercado Todo Dia do bairro de Castelo Branco foi assaltado no início da tarde desta quarta-feira (20). Três homens armados invadiram o estabelecimento por volta de 12h e renderam os funcionários. A ação durou três minutos. O trio roubou dinheiro de três caixas de pagamento da unidade. Eles fugiram pelo bairro de Dom Avelar em um Ford Fiesta preto com destino à BR-324, de acordo com a 47ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pau da Lima). Ninguém ficou ferido na ação. A assessoria de comunicação do Todo Dia informou que a “loja conta com sistema de monitoramento eletrônico e as imagens gravadas pelas câmeras de segurança serão disponibilizadas para Delegacia de Furtos e Roubos, que irá investigar o ocorrido”. Segundo a PM, este é o quinto assalto ao supermercado em dois meses. No último dia 4, dois homens roubaram dinheiro do estabelecimento e fugiram em uma motocicleta. (Correio)

Comente agora
20
Mar
Ministro do Trabalho visitará Bahia por conta da seca
Postado por: Samile Damasceno / 17:20h

O novo ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), aceitou o convite do vice-líder do seu partido na Câmara dos Deputados, deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), para visitar a Bahia para verificar e tentar amenizar os efeitos estiagem prolongada que já atinge mais de 214 municípios no estado. Eles se encontraram na noite de terça-feira (19), durante reunião da direção nacional do PDT com a bancada federal. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta quarta (20) que o governo deve anunciar na próxima semana novas medidas para o enfrentamento da seca em cidades do Nordeste. Uma das alternativas seria o repasse direto da União para as prefeituras por meio do cartão da Defesa Civil.

Comente agora
20
Mar
Trabalhadores viviam como escravos em obra de construtora em Feira de Santana, diz MTE
Postado por: Samile Damasceno / 17:12h

Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autuaram a construtora CSO Engenharia Ltda. por praticar trabalho escravo contra 25 trabalhadores em Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador. As obras são realizadas no bairro da Asa Branca, e na operação a condição vivida pelos operários foi descrita como “análoga à de escravos”. Nos dois alojamentos que abrigavam os funcionários, a vistoria verificou a presença de “escorpiões e carrapatos”,entre outras irregularidades. O MTE constatou que os empregados foram aliciados em cidades da região sem registro nas carteiras de trabalho. Segundo o órgão, os operários tiveram que arcar com as despesas de deslocamento das cidades de origem até Feira. No relatório, foi informado ainda que os imóveis eram desprovidos de água potável, banheiro, armários para objetos pessoais e alimentos, e camas. Outras irregularidades foram detectadas como fios desencapados e um botijão de gás ao lado do local onde os trabalhadores dormiam.  Informações do Jornal Grande Bahia. (Bahia Notícias/Foto: Carlos Augusto)

Comente agora
20
Mar
Protestos fazem Feliciano deixar sessão após 8 minutos
Postado por: Samile Damasceno / 17:03h

O deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) permaneceu por apenas oito minutos presidindo a reunião da Comissão de Direitos Humanos na tarde desta quarta-feira. Apesar de a segurança da Casa ter barrado a entrada de alguns manifestantes, outros conseguiram burlar o bloqueio e fizeram protestos contra o deputado. A sessão discutiria os direitos humanos dos portadores de transtorno mental. Mas, depois de muito bate boca, após a saída do pastor, a reunião foi encerrada sem qualquer debate sobre o tema. O representante do ministério da Justiça, Aldo Zainden, abandonou o debate após iniciar o seu discurso afirmando que o País vive um retrocesso em relação aos direitos humanos. Ele diz ter sido censurado pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que o ordenou a falar apenas sobre o tema da audiência. Feliciano chegou à sala cercado por seguranças às 14h26. Abriu a reunião logo na sequência e, em meio aos gritos de “retrocesso não”, repassou a presidência ao deputado Henrique Afonso (PV-AC), autor do requerimento para a audiência pública. Durante 30 minutos tentou-se levar adiante o debate, mas parlamentares do PT fizeram discursos contra o pastor e os manifestantes continuaram gritando palavras de ordem. A audiência era conjunta com a Comissão de Seguridade Social. O presidente desse colegiado, doutor Rosinha (PT-PR), chegou e acabou com a reunião.

Comente agora
20
Mar
Leite desnatado não evita ganho de peso entre crianças
Postado por: Samile Damasceno / 16:52h

Um estudo da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo do leite desnatado na infância pode não evitar o ganho de peso ou a obesidade infantil. Os resultados foram divulgados no dia 18 de março no periódico Archieves of Disease in Childhood.  Para saber de que forma o consumo do leite afeta o ganho de peso em crianças, os pesquisadores selecionaram 10.700 participantes, que foram examinados duas vezes: quando tinham dois e quatro anos de idade. Os pais dessas crianças relataram se elas costumavam beber leite desnatado, semi-desnatado, integral ou de soja. Eles também informaram a equipe sobre outros hábitos alimentares de seus filhos. Após avaliar os dados, os autores descobriram que um terço das crianças apresentou sobrepeso ou obesidade em algum dos momentos da análise. A prevalência de consumo de leite desnatado foi maior entre crianças acima do peso, e a de consumo de leite integral, entre as de peso normal. Trocar o leite da criança pelo desnatado não parece influenciar na manutenção do peso.

Comente agora
20
Mar
Jean Wyllys irá à Justiça contra Feliciano por divulgação de vídeo
Postado por: Samile Damasceno / 16:42h

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) informou que vai entrar, nesta quarta-feira (20), com representação criminal na Justiça contra o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SC) por causa da divulgação, em redes sociais, de um vídeo com ataques a deputados e a defensores dos direitos dos homossexuais. Wyllys disse que o vídeo foi divulgado por um assessor de Feliciano e faz parte de uma campanha de difamação contra ele. A representação contra Feliciano também é assinada pelos deputados petistas Domingos Dutra (MA) e Erica Kokay (DF). Feliciano assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados sob protesto de parlamentares e de  integrantes de movimentos sociais, que o acusam de ter dado declarações homofóbicas e racistas. "A divulgação desse vídeo é resultado de um contínuo processo de difamação por meio de uma campanha nojenta em que frases mentirosas são atribuídas a mim e vem sendo compartilhadas pelas pessoas em redes sociais. Elas me associam à pedofilia e a ataques aos cristãos, que são mentiras absurdas", disse Wyllys, pouco antes do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, na Câmara. De acordo com parlamentares, o objetivo da frente é garantir o debate político de temas pautados por movimentos ligados aos direitos humanos que, para muitos, ficou inviabilizado com Feliciano na presidência da comissão da Câmara voltada ao tema.

Comente agora
20
Mar
PR: médica acusada de apressar mortes em UTI é solta por juiz
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:34h
O juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba (PR), Daniel Surdi de Avelar, determinou, na tarde desta quarta-feira, a liberdade da médica Virgínia Helena Soares de Souza, chefe da UTI Geral do Hospital Evangélico, acusada de oito homicídios duplamente qualificados. Virgínia ficou presa por 30 dias, desde 19 de fevereiro, acusada de chefiar um esquema que antecipava óbitos na UTI Geral do Hospital para abrir vagas na unidade. O advogado criminalista Elias Mattar Assad, que defende a médica, declarou que "não é a primeira vez que a ignorância aprisiona a ciência, nem será a última que a ciência libertará a ciência. O problema é que tanto uma como a outra, não tem limites e a sociedade terá que novamente renascer de si". 
Com a liberdade da médica, seu defensor declarou que irá mobilizar os meios científicos e promover todas as medidas previstas em lei junto ao Poder Judiciário, inclusive para o trancamento da ação penal por carência de justa causa. A defesa da médica já está na ala feminina especial do Centro de Triagem 1, aguardando o cumprimento da ordem de soltura. Além de Virgínia, outros sete profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeuta) foram denunciados por envolvimento no caso. Os médicos Anderson de Freitas, Edison Anselmo da Silva Junior e Maria Israela Cortez Boccato e a enfermeira  Laís da Rosa Groff, que também estavam presos, foram soltos na última sexta-feira. (Terra)
Comente agora
20
Mar
Seagri promove III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura da Bahia
Postado por: Samile Damasceno / 16:32h

A Secretaria de Agricultura (Seagri) realiza nesta sexta-feira o III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do estado da Bahia e a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária. O evento acontece no hotel Pestana das 7 às 20 horas. Também fará parte da programação a entrega do prêmio “Destaque Agronegócio 2012” aos produtores indicados pelas câmaras setoriais, selecionados em função do desempenho e resultados alcançados, mesmo num ano castigado pela seca. A estimativa é de que este ano o evento reúna mais de 800 pessoas. O III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura da Bahia tem o objetivo de apresentar aos gestores as políticas públicas estaduais e federais referentes ao setor agropecuário. Durante a reunião de trabalho, os diretores e presidentes dos órgãos vinculados à Seagri e os superintendentes vão apresentar as ações planejadas e desenvolvidas pelo governo, esclarecendo as dúvidas e explicando os passos para efetivar cada ação. A Seagri vem estimulando a criação de Fóruns de Secretários de Agricultura por território de identidade, instância proposta para a discussão dos problemas e busca de alternativas de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura em cada região.

Comente agora
20
Mar
Contribuinte pode pagar IR com smartphone ou tablet
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:29h
Desde a última sexta-feira (15), o contribuinte pode, por meio de um smartphone ou tablet, gerar e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento de cotas do Imposto de Renda (IR) devido a partir de 2006, desde que faça o cadastramento prévio do equipamento móvel no e-CAC, na página da Receita Federal do Brasil (RFB) na internet (www.receita.fazenda.gov.br). O aplicativo faz de forma automática a atualização dos valores, com cálculo de multa e juros. O novo serviço integra a segunda versão do APP Pessoa Física da RFB, que inclui outras atualizações e novas funcionalidades para facilitar a vida dos contribuintes que utilizam aparelhos móveis.  
As novidades da nova versão incluem também o armazenamento do histórico dos serviços de “Consulta CPF” e “Restituição CPF”, disponíveis desde a primeira versão, lançada em junho do ano passado. “O lançamento foi feito um pouco antes do início do primeiro lote de restituição de 2012”, explicou a coordenadora de sistemas da Coordenação Geral de Tecnologia da Informação, Maria Rita Abreu, que acrescentou que os aparelhos poderão guardar os históricos de “até 20 CPFs”. Outra inovação a favor dos contribuintes que utilizam os aparelhos móveis é que agora poderão usá-los para simular o cálculo do IRPF, mensal e anual. O aplicativo indica também qual a melhor opção para a declaração, se padrão ou simplificada. Fonte: Secom/BR
Comente agora
20
Mar
Chegada de nova operadora de TV por assinatura pode reduzir preços em até 30% no Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:27h

A operadora americana de televisão via satélite, DishTV, se prepara para entrar no mercado brasileiro. De acordo com informações da Folha de São Paulo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já aguarda o pedido de autorização da empresa, após sucedidas tentativas de parceria com operadoras brasileiras, o que diminuiria os investimentos de entrada. Mesmo sem conseguir firmar negociações com a Telefônica e a Oi, o bilionário Charles Ergen, controlador da Dish-TV, pagou R$ 145 milhões pelo direito de lançar um satélite no espaço brasileiro. Estima-se que a concorrência mais acirrada poderá diminuir em até 30% os preços dos pacotes de TV por assinatura no país.  Um estudo recente da consultoria Digital TV Research mostra que, até 2017, o Brasil responderá pela maior parte do crescimento de assinantes de televisão paga no mundo.

Comente agora
20
Mar
Promotor de Justiça: 'a decisão da retirada dos ambulantes em SAJ partiu da prefeitura e da promotoria'
Postado por: Samile Damasceno / 16:11h

A Rádio Recôncavo entrevistou o Dr. Julimar Barreto, promotor de justiça de Santo Antônio de Jesus e discutiu a respeito da polêmica da retirada dos ambulantes da Praça Padre Mateus, tema este que, inclusive, houve uma sessão na câmara de vereadores na última segunda-feira, onde foi debatido sobre o assunto.

Dr. Julimar diz que não foi informado da sessão, não podendo comunicar ao certo o que ocorreu, “o que eu posso dizer é que o Ministério Público está apoiando a prefeitura no sentido de organizar o setor, não está proibindo que eles comercializem seus produtos e trabalhe de forma honesta, o objetivo é disciplinar e organizar até que vejamos onde os produtos possam ser comercializados”, explana.

O promotor diz ainda que as secretarias envolvidas estão relocando alguns ambulantes para a Praça Padre Mateus em locais adequados, de forma que possam vender sem atrapalhar o trânsito e sem atrapalhar os pedestres.

A respeito da “baiana de acarajé” que comercializava seu produto há mais de 40 anos no mesmo local e que também foi retirada do solo municipal, Dr. Julimar argumenta que a vendedora não foi retirada, o objetivo é relocar para outro local mais apropriado para a venda, “esse fato tem que ser observado, pois se uma baiana coloca sua banca em uma esquina, parando carros para comprar e de repente acontece um acidente, quem irá se responsabilizar? Dessa forma, cabe sim uma estruturação. É sabido também que foi dado um prazo para a retirada, não chegando de forma imediata” disse. A decisão dessa organização do solo municipal partiu de uma decisão conjunta entre a prefeitura municipal e a promotoria de justiça, diante dos reclamos da própria população.

 Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
20
Mar
Empresários de Santo Antônio de Jesus terão soluções para aperfeiçoar seus negócios
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:57h

A busca incessante por mais conhecimento e capacitações empresariais fizeram o universitário e diretor franqueado de uma empresa especializada em cursos profissionalizantes, Daniel Fernandes, participar do lançamento do programa Sebrae Mais, realizado nessa terça, 19 de março, em Santo Antônio de Jesus. “Quando conhecemos o Sebrae Mais, percebemos que não sabíamos tudo. Hoje, com o acompanhamento, nossa visão de futuro, no sentido de onde queremos chegar, mudou bastante”, declarou.

A curiosidade da gerente financeira Elaine da Silva Santos abriu caminho para que ela estivesse também presente no encontro. “É um programa que vai tratar de diversos assuntos de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa. Vou fazer outros cursos do Sebrae Mais, inclusive o Empretec”, afirmou a gerente. A credibilidade e eficácia dos cursos oferecidos pelo Sebrae impulsionaram o gerente comercial, Jadson Santana, a participar pela primeira vez do lançamento de um programa do Sebrae. “Penso em fazer o Empretec, que é uma das soluções do Sebrae Mais, e realmente funciona. Por isso, estou aqui hoje”.

Comente agora
20
Mar
Líder do PSC diz que pastor cogita sair da presidência de comissão; assessoria nega
Postado por: Samile Damasceno / 15:56h

O líder do PSC na Câmara, deputado André Moura (SE), afirmou que o Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, analisa a possibilidade de renunciar ao posto. A assessoria de Feliciano negou o anseio do parlamentar. André Moura se reuniu na noite desta segunda (19) com Feliciano para discutir a permanência do pastor no comando da comissão. “Não cabe mais a mim, enquanto líder, destituir o pastor Marco Feliciano. Regimentalmente, só cabe a ele tomar essa decisão. Essa possibilidade de renúncia é uma questão que ele está analisando”, disse o líder do PSC. Feliciano é pressionado por movimentos sociais e colegas da Casa a deixar a presidência da comissão, razão de declarações consideradas homofóbicas e racistas. Informações do G1.

Comente agora
20
Mar
Venda da Itaparica FM para compra de uma ilha foi estopim da briga entre Bell e Wadinho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:47h

Aos poucos novas informações vão surgindo sobre a briga entre os irmãos Wadinho e Bell Marques, ambos da banda Chiclete com Banana. Após o Metro1 noticiar que um dos dois deve deixar a banda até agosto e que o clima não era bom nos bastidores da Itaparica FM, uma terceira fonte procurou a redação do Grupo Metrópole para informar que a venda da concessão da Itaparica FM para a Rede Bahia foi o estopim da briga entre os dois. "Wadinho não queria vender a concessão, mas Bell Marques precisava do dinheiro para honrar o pagamento de uma ilha que ele comprou para a esposa, inclusive esta ilha está com obras embargadas pelo IBAMA", contou. "O problema não para por aí. Bell, Wadinho e Wilson são sócios de um jatinho, só que o clima está tão ruim que Wadinho já pensa em vender o jatinho para não ter que viajar ao lado do irmão", complementou, antes de afirmar que as esposas dos irmãos também são brigadas. (Foto: Metro1)

Comente agora
20
Mar
Angélica e Luciano Huck apresentam a filha, Eva, e festejam prêmio, no Rio
Postado por: Samile Damasceno / 15:41h

A filha caçula de Luciano Huck e Angélica, Eva, de 6 meses, finalmente foi apresentada aos fãs do casal de apresentadores. Com todo o estilo de uma família feliz, eles posaram no jardim de casa para a revista "Contigo!", que chega às bancas nesta quarta-feira (20). Na entrevista, os dois falaram da rotina com os filhos e esclareceram os boatos de crise no relacionamento.  ''Nosso casamento está ótimo'', garantiu Luciano Huck. Recentemente, ele se declarou para a mulher com uma mensagem carinhosa em seu Facebook oficial: "Dependo dela para ser feliz", escreveu na rede social. Na imagem da capa da "Contigo!", Eva aperece com lacinho no cabelo e sorridente no colo de Angélica. A apresentadora não consegue esconder o orgulho da menina. ''Ela é a miss simpatia'', definiu a loira que também é mãe de Joaquim, de 8 anos, e Benício, de 5. Na noite desta terça-feira (19), Luciano Huck conquistou o título de Melhor Apresentador, no prêmio Quem, realizado no MAM (Museu de Arte Moderna), no Rio de Janeiro. Angélica prestigiou o evento ao lado do marido, que não poupou elogios à loira e aos três filhos do casal. "Esse é um período em que estamos reclusos, é uma das primeiras vezes que saímos de casa. A amo muito e ela é razão de tudo. Dedico esse prêmio a ela e às nossas crianças", disse. No Instagram, Luciano Huck comemorou a companhia de Angélica no prêmio: "Feliz que ela saiu da toca e veio comigo".

Comente agora
20
Mar
UFRB anuncia concurso com 21 vagas da área de Ciências Exatas e Tecnológicas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:40h
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o Edital Nº 04/2013 destinado ao provimento de 21 vagas do cargo de professor, com ingresso na Classe Auxiliar, Nível I. A oportunidade é para matérias/áreas do conhecimento do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. A remuneração inicial é de R$ 3.594,57. As inscrições estarão abertas a partir desta quinta-feira, dia 21, e seguem até o dia 18 de abril. O requerimento de inscrição está disponível no site www.ufrb.edu.br/concursos. Os candidatos devem enviar o requerimento de inscrição, acompanhado do comprovante de pagamento e dos documentos listados no edital, para a Gerência Técnica Administrativa do CETEC, localizada no campus de Cruz das Almas. O valor total da inscrição é de 60 reais.
O concurso constará das seguintes etapas de prova: escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas e as etapas serão realizadas no CETEC a partir do dia 11 de junho. Após a realização de todas as etapas, a UFRB homologará e publicará no Diário Oficial da União e em seu site de Concursos a relação dos candidatos aprovados e classificados, pela ordem.Os candidatos aprovados poderão atuar em qualquer das disciplinas relativas à matéria/área de conhecimento objeto do concurso e em quaisquer dos Centros de Ensino da UFRB. O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
  1. Confira o Edital Nº 04/2013 e o Cronograma do Concurso.
  2. Para mais informações, acesse o site de Concursos da UFRB.
 
Comente agora
20
Mar
Papa é argentino mas Deus é brasileiro, diz Dilma após encontrar pontífice
Postado por: Samile Damasceno / 15:31h

A presidente Dilma Rousseff, primeira chefe de Estado a ser recebida pelo papa Francisco após a missa inaugural do pontífice, brincou nesta quarta-feira que os argentinos têm sorte pela escolha de um papa de seu país, "mas Deus é brasileiro". O encontro de Dilma com o argentino Jorge Mario Bergoglio, eleito papa no conclave da semana passada, durou cerca de 20 minutos no Palácio Apostólico do Vaticano. A audiência foi bem-humorada e o papa Francisco falou "portunhol", contou Dilma a jornalistas após a audiência. "Ele disse que está com o Brasil e com a América Latina. É um papa muito normal. Ele fala um portunhol e entende o português", disse a presidente, segundo a Agência Brasil. Questionada por um jornalista sobre o que pensa de o papa ser argentino, Dilma respondeu com bom humor: "Vocês, argentinos, têm muita sorte. A gente sempre diz: o papa é argentino, mas Deus é brasileiro." O papa, que iniciou oficialmente o pontificado a partir da missa inaugural na terça-feira, disse à presidente que pretende visitar a cidade de Aparecida, em São Paulo, onde fica a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, após participar da Jornada Mundial da Juventude em julho, no Rio de Janeiro.

A Basílica de Aparecida, considerada o maior santuário do mundo dedicado a Maria, recebeu em 2007 a 5ª Conferência-Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. O então cardeal argentino Jorge Bergoglio participou da conferência, assim como o agora papa emérito Bento 16. Dilma disse que o papa lembrou da visita a Aparecida na conversa com ela, e a presenteou com um livro resultante da conferência. A presidente contou que o papa fez uma recomendação: "Não leia o livro todo." "'Você não precisa ler tudo porque você pode se aborrecer, então você pega o índice e vai nos assuntos que te interessam', ele me disse", disse Dilma.

Comente agora
20
Mar
SAJ: Homem é preso portando 11 pedras de crack
Postado por: Samile Damasceno / 15:26h

Valdir Oliveira de Jesus foi preso acusado de estar com 300 pedras de crack em Santo Antônio de Jesus. Em uma entrevista coletiva, Valdir alegou que em sua residência só foram encontradas 11 pedras da droga. O acusado relata que estava limpando a casa, pois estava com mato aos arredores, quando chegaram os policiais e fizeram a vistoria na casa, “os policiais me interrogaram a respeito de uma denúncia que eu estava traficando, mas afirmei que não traficava. Eles revistaram minha casa e acharam 11 pedras de crack que uso quando chego do trabalho”, disse.

Sobre a informação de que teria sido encontrado300 pedras de crack, o entrevistado nega e diz que essa droga foi encontrada no mato, dentro de um saco amarelo, mas não pertencia a ele. Valdir já tem passagens pela polícia.

O usuário de drogas afirma que usava três pedras da droga durante o dia, “com 11 pedras eu passava uns 4 dias, mas eu não tinha muito vício, só em um final de semana que uso”, relatou.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
20
Mar
Imóvel pega fogo no bairro da Liberdade, em Salvador, diz PM
Postado por: Samile Damasceno / 15:21h

Um imóvel pegou fogo por volta das10h40 desta quarta-feira (20), na Rua Lima e Silva, no bairro da Liberdade, em Salvador, de acordo com informações da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Não há informações sobre vítimas, nem a respeito da proporção do incêndio. O imóvel fica no primeiro andar e embaixo funciona uma loja de bijouterias, segundo informações da Central de Polícias (Centel). Não há informações se o incêndio já foi controlado. (G1)

Comente agora
20
Mar
Aposentados e pensionistas cobram aprovação da PEC 555-2006 no Congresso
Postado por: Samile Damasceno / 15:11h

Servidores públicos, aposentados e pensionistas da União ouviram na manhã desta quarta-feira na Câmara Federal, manifestações de parlamentares em apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555-2006, que trata da extinção gradual da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos pagos pela Previdência Pública aos inativos. A cobrança foi aprovada em 2003 pela Reforma da Previdência e instituiu desconto de até 11% sobre os vencimentos que ultrapassarem o teto da Previdência Social, hoje de R$ 4.159. A PEC 555 está tramitando na Câmara desde 2010 e quer reduzir 20%, a cada ano, sobre o total cobrado dos inativos, até ficar completamente extinto, após os 65 anos de idade. (Agência Brasil)

Comente agora
20
Mar
Quadrilha é presa por destruir área da Mata Atlântica para produzir carvão
Postado por: Samile Damasceno / 15:10h

Operação conjunta da Delegacia Territorial (DT) de Entre Rios, da 56ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da secretaria Municipal de Meio Ambiente desarticulou, na tarde desta terça-feira (19), uma quadrilha que derrubou uma extensa área de Mata Atlântica e de reserva legal da Fazenda Algodão, na zona rural da cidade, para a produção ilegal de carvão. A polícia encontrou três fornos no acampamento do grupo na floresta, que foram destruídos. Os motoristas Edivaldo Campos dos Santos, de 57 anos, Paulo Henrique dos Santos, 30, e Elias Rocha da Conceição, 40, além dos ajudantes de pedreiro Leandro de Jesus Santos, 20, e Eduardo dos Santos Lima, 26, além do gari Esmeraldo Jesus de Oliveira, 36, foram presos em flagrante, quando preparavam o carregamento de mais um lote de carvão para ser distribuído em cidades do interior. A polícia aprendeu um trator, três caminhões de carga, uma motocicleta de 125 cilindradas, 600 litros de óleo diesel e 850 sacos de carvão. O proprietário da fazenda ainda não foi identificado. O titular da DT/Entre Rios, delegado Antônio Luciano Lima,  autuou o grupo por crime ambiental, produção e venda ilegal de carvão e formação de quadrilha. Todos se encontram custodiados na carceragem local, à disposição da Justiça.  (BN)

Comente agora
20
Mar
UFRB divulga lista de aprovados na 3ª chamada do Cadastro Seletivo 2013.1
Postado por: Samile Damasceno / 15:01h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou nesta terça-feira, 19, a relação dos aprovados na 3ª chamada do Cadastro Seletivo 2013.1. Os candidatos que se inscreveram para continuar concorrendo às vagas remanescentes do SiSU em cursos de graduação da UFRB devem efetivar o cadastro (apresentação e entrega de documentos) na sexta-feira, 22 de março. A matrícula dos aprovados será feita exclusivamente no campus de Cruz das Almas, a 146 km de Salvador, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC). As informações referentes à documentação e horários de cadastramento estão disponíveis no Edital 005/2013. O candidato classificado que, por qualquer motivo, não efetuar seu cadastro no dia estipulado perderá o direito à vaga. Mais informações, através do site do Processo Seletivo (Prosel) ou através dos endereços eletrônicosvestibular@ufrb.edu.brsurrac@ufrb.edu.brConfira a Lista de Aprovados 3ª Chamada Boletim de Desempenho e o Edital de Matrícula da 3ª Chamada

Comente agora
20
Mar
Sessão especial debate tráfico de pessoas na Assembleia
Postado por: Samile Damasceno / 14:49h

O tráfico de pessoas será um dos assuntos de debate na sessão especial que acontece nesta quinta-feira (21) às 9h30, na Assembleia Legislativa da Bahia, no mês do Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é da Comissão dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada estadual Neusa Cadore (PT). Durante a sessão, serão homenageadas mulheres de diversas áreas que se destacam na luta pela ampliação e garantia dos direitos, entre elas a mãe que teve os filhos envolvidos em esquema ilegal em Monte Santo, Silvânia Maria Mota da Silva. O tema será abordado por Maria Jaqueline de Souza Leite, coordenadora do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), organização não governamental baiana que há mais de uma década promove ações de combate ao problema. O evento também terá a presença da cantora e compositora Tate Lima. (Bahia Notícias)

Comente agora
20
Mar
SAJ: Ajuste das estratégias da atenção básica é principal objetivo do Seminário Macro Regional
Postado por: Samile Damasceno / 14:48h

A 4ª Dires de Santo Antônio de Jesus deu início na manhã desta quarta-feira (20) o Seminário Macro Regional de Coordenadores da Atenção Básica. Sobre isso a Dra. Sílvia Brito, a qual faz parte da 4ª Dires, cedeu uma entrevista à Rádio RBR e comentou a respeito do evento.

Dra. Silvia argumentou que a reunião tem como finalidade a elaboração de um planejamento e ajuste das estratégias da atenção básica em todos os municípios que estão participando do Seminário Macro Regional: Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas e Salvador. “São ações muito importantes na atenção básica porque daí que se tiram as ações das unidades de saúde da família, da saúde bucal e do NASF”, completou.

A entrevistada disse ainda que há muita gente nova que está começando os trabalhos na área da saúde, com uma nova gestão, então foi preciso ajustar as ações para que as estratégias na atenção básica melhorem. No evento, 52 municípios estavam sendo representados. “Se a gente tem equipes bem preparadas para fazer a atenção básica, evitamos, assim, que os casos se compliquem e que precisem chegar às urgências. Dessa forma, quanto mais preparamos essa equipe, melhor será o atendimento”, explana.

O evento teve início às 09h de hoje, no Hotel Parati e se estenderá até às 17h desta quarta-feira, contando com técnicos da diretoria de atenção básica da SESAB, os quais vieram para fazer esse ajuste de estratégias.

 Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
20
Mar
BBB 13: menino que invadiu palco e abraçou Bial combinou tudo no Facebook
Postado por: Samile Damasceno / 14:33h

Confira o vídeo em que o menino dribla André e abraça Bial:

Após ser anunciado que o brother André deixaria a casa mais vigiada do Brasil, na noite da terça-feira (19), o apresentador Pedro Bial aguardava a chegada do capixaba no palco, quando foi surpreendido com a invasão de um jovem no local, que o agarrou e alegou ser seu fã. Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal 'O Globo', o rapaz se chama Mateus Rodrigues Lucena, de 16 anos, e foi para o Projac com uma caravana de São Gonçalo, próximo de Niterói, no Rio de Janeiro. De acordo com a publicação, Mateus contou aos seguranças que tinha combinado tudo antes com seus amigos através do Facebook. Ainda segundo a colunista, o acesso ao palco é fácil, mas há seguranças circulando por toda parte para que esse tipo de surpresa não aconteça durante o programa ao vivo. O apresentador conseguiu se sair muito bem da situação. Ele abraçou e beijou Mateus e logo em seguida pediu para que alguém tirasse ele dali, o que foi prontamente atendido pela produção do programa. 

Um comentário
20
Mar
Pesquisa: 21% dos internautas acessam sites de encontro
Postado por: Samile Damasceno / 14:22h

É difícil achar alguém que use a internet hoje e não tenha perfil em pelo menos uma rede social. A popularidade de mídias como o Facebook e o Twitter foi comprovada pela pesquisa TG.Net, realizada pelo IBOPE Media. Segundo ela, 82% dos usuários ativos na internet acessaram sites dessa categoria nos últimos 30 dias. O interesse pelas redes sociais é fácil de explicar se prestarmos atenção a outro dado do levantamento: 53% dos internautas brasileiros declararam que acessam a rede para conhecer pessoas. E para aumentar o círculo de amizade, elas entram em mídias que parecem até estar esquecidas. Entre os quase 3.000 internautas entrevistados, 34% entram em chats ou salas de bate papo, enquanto 21% procuram sites de encontro online para tentar engatar um namoro novo. Já os sites de namoro online, que exigem mais comprometimento dos internautas, atraem 8% desse público. A pesquisa contou com a participação de 2.929 usuários da rede no Brasil e com idade entre 15 e 75 anos. Ela foi realizada entre maio e junho de 2012 em várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. O IBOPE divulgou os dados na última semana. (TodaEla)

Comente agora
20
Mar
Mãe de crianças do caso Monte Santo registra queixa por insegurança
Postado por: Samile Damasceno / 14:16h

A dona de casa Silvânia da Silva, mãe das crianças que foram retiradas de casa de forma irregular em junho de 2011, na cidade de Monte Santo, na Bahia, registrou queixa na delegacia da cidade relatando que uma mulher entrou na escola onde dois filhos mais velhos estudam. Silvânia diz que a situação ocorreu no dia 14 de março e que, desde então, ela se sente insegura. "Uma mulher que é daqui da cidade, soube que ela é professora, colocou um celular no ouvido do meu filho para falar com alguém de São Paulo. Eles estão assustados, chorando", relatou Silvânia. A mãe baiana diz também que a família vem sofrendo "investidas" de um homem que estaria em busca de informações sobre sua filha. Segundo Silvânia, um homem se apresentou como comprador de terras em sua casa na segunda-feira (11). "Ele veio aqui em casa anteontem, disse que queria comprar o terreno vizinho. Ele disse que queria acertar a comprar de um terreno com meu marido. Eu passei o número do celular errado do meu marido. Ele voltou na terça e eu dei uma queixa na delegacia", acrescenta Silvânia.

Ainda de acordo com o relato da dona de casa, o homem a abordou quando ela brincava na frente de casa com a filha e uma amiga, que o reconheceu. "Minha amiga reconheceu ele na hora. Disse que ele estava me xingando na internet. Eu acho que ele está em cima da minha filha. Eu já estava desconfiada e perguntei onde ele morava, ele me disse que era de Bonfim, depois que eu insisti, ele assumiu que era de São Paulo. Eu anotei a placa do carro e levei na delegacia", relatou Silvania.

Comente agora
20
Mar
11ª CIRETRAN muda de coordenação em Stº Antº de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 14:06h

Foi divulgado no Diário Oficial da última terça-feira (19), o nome do novo coordenador da 11ª CIRETRAN em Santo Antônio de Jesus. O bacharel José Luis Cardoso Barreto, o qual trabalhou na administração do ex-prefeito Euvaldo Rosa, deverá atuar no cargo deixado por Márcio Nóia. José Carlos possui nível superior em Ciências Contáveis pela  Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
20
Mar
Jovem que escreveu receita em redação no Enem vira 'sensação' em universidade
Postado por: Samile Damasceno / 14:05h

O jovem que incluiu uma receita de miojo no meio da prova de redação do Enem virou centro das atenções nas redes sociais e também na Universidade de Lavras, onde estuda engenharia civil. Carlos Guilherme Custódio Ferreira tem 19 anos e diz que fez a prova 'por fazer' e, ainda assim, conseguiu 560 pontos. Os amigos também aproveitam a 'fama' e fazem piadas com a redação. “Gui, na próxima redação você pode lançar o frango gratinado que te ensinei sábado”, escreveu o amigo Romano Lopes na página de uma rede social. No texto de Carlos Guilherme, não há absurdos ortográficos. Mas, no meio da redação, no terceiro parágrafo, ele foge completamente do tema ("Movimento imigratório para o Brasil no século 21"), e escreve uma receita de miojo. Mesmo assim, sua nota foi 560 pontos.  “Quando fiz o Enem, já estava na faculdade e gostando muito do meu curso. Então, fiz a prova por teste mesmo. Como falaram que a correção seria mais rigorosa, passando por três avaliadores, resolvi incluir a receita para ver se realmente teria uma avaliação diferenciada”. “Simplesmente veio à minha cabeça enquanto fazia a prova”, contou. Nesta segunda-feira, o jornal O Globo publicou reportagem relatando que redações que receberam nota 1000 no Enem tinham erros grosseiros de português.

Um comentário
20
Mar
Concessionária vai interditar via na BR-324 para implantação de vigas
Postado por: Samile Damasceno / 14:00h
A ViaBahia Concessionária de Rodovias irá realizar a operação de implantação de vigas do Viaduto Portal do Sertão, no quilômetro 518 (Entrada de Feira de Santana), no sábado (23), durante todo o dia, e no domingo (24), no período da manhã. A concessionária informa ainda que serão feitas interrupções de cerca de 20 minutos para a colocação de cada viga em todas as alças do viaduto, exceto para quem vem do Anel de Contorno Norte com destino ao Centro de Feira de Santana, e para quem vem do Anel de Contorno Sul com destino à BR-324. Sobre o viaduto também haverá interdição apenas no momento de remoção da viga sobre a carreta. Toda a operação contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Feira de Santana também foi acionada e está ciente dos procedimentos. A ViaBahia recomenda aos usuários que tenham cautela, reduzam a velocidade e respeitem a sinalização. (Ascom)
Comente agora
20
Mar
Vale a pena ouvir de novo: Voz de Emílio Santiago - 1946 a 2013
Postado por: TV Voz da Bahia / 13:46h

Comente agora
20
Mar
Em tratamento para bariátrica, jovem de 280 kg volta à UTI com pneumonia
Postado por: Samile Damasceno / 13:45h

O jovem baiano Francisco Araújo Júnior, 23 anos, que tem cerca de 280 kg e passa por tratamento contra a obesidade, adquiriu uma  pneumonia. Segundo as informações do Hospital Roberto Santos, Júnior deu entrada na unidade médica na madrugada desta terça-feira (19) e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o hospital, o jovem foi entubado, sedado e respira com a ajuda de aparelhos. Apesar do estado grave, o hospital informou na noite desta terça que o quadro de saúde do rapaz é consideraodo estável. Os médicos ainda irão apurar como o jovem contraiu a doença. Ele sofre da síndrome Prader-Willi, que gera apetite excessivo

Francisco vive em Serrinha com a mãe, Maria Aurizete, o pai e uma irmã, portadora de síndrome de down. Depois de ter sido internado na capital para tratar do problema, ele retornou ao interior no dia 20 de dezembro de 2012 para tentar perder peso e poder agendar a cirurgia de redução do estômago. O jovem foi internado no dia 22 de novembro de 2012. Ele saiu da UTI e foi transferido para um quarto do Hospital Roberto Santos no dia 3 de novembro. De acordo com a unidade de saúde, o jovem foi curado das infecções que apresentava quando deu entrada no hospital e, por isso foi prescrito que ele desse continuidade ao tratamento contra a obesidade mórbida em casa.

Comente agora
20
Mar
Para evitar ataques, Piauí concede regalias a presos do PCC no Estado
Postado por: Samile Damasceno / 13:40h

Sigla do PCC, facção criminosa que teve origem em São Paulo, escrita após rebelião em prisão do Piauí

A Sejus (Secretaria do Estado da Justiça) do Piauí concedeu regalias para presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital), facção que age dentro e fora dos presídios de São Paulo, que estão na Penitenciária Regional Irmão Guido, localizada na zona rural de Teresina. Durante um motim no ano passado, a facção ameaçava desencadear uma série de ataques similares aos ocorridos em São Paulo e Santa Catarina, no final de 2012, caso os pedidos de seus membros não fossem atendidos. A negociação --que previa a inclusão de carne de sol, ervilha, milho e azeitona no cardápio das refeições, aumento do horário de visitas e transferência para São Paulo do cabeça do movimento e um dos líderes do PCC, José Ivaldo Celestino dos Santos-- ocorreu durante motim ocorrido no final do ano passado e é confirmada pelo secretário estadual de Justiça, Henrique Rebello.  

Em entrevista ao Uol, ele afirma que, meia-hora após atender aos pedidos dos detentos da facção criminosa, o motim na cadeia terminou. "Esse pessoal [do PCC] é superperigoso. Não podíamos deixar que o problema de dentro do sistema atingisse a sociedade. Por isso, atendemos às reivindicações", disse Rebello, destacando que cumpriu o que diz a lei e não "fez nada de mais" em atender às reivindicações dos presos.

Comente agora
20
Mar
Aniversário de Salvador será comemorado com festival multicultural
Postado por: Samile Damasceno / 13:30h

A vocação de cidade cultural de Salvador será o grande mote para a comemoração dos seus 464 anos, no próximo dia 29 de março de 2013. A capital baiana será tomada por uma série de manifestações artísticas e culturais, formando a programação do Festival da Cidade, evento que se estenderá de 24 a 31 de março. Os quatro cantos da cidade receberão apresentações de música, teatro, dança, além de exposições de arte, performances, eventos esportivos entre outras atrações. Ao todo, estão programados 100 eventos, com a participação de cerca de mil artistas. A programação completa será divulgada na próxima quinta-feira (21). O principal objetivo da Prefeitura de Salvador, através da Salvador Turismo (Saltur) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes), é o de transformar o Festival da Cidade num marco do calendário cultural e turístico de Salvador. Além de eventos privados, como peças de teatro, shows e exposições de artes plásticas, o município vai oferecer à população uma série de apresentações de rua e em espaços públicos, gratuitamente. A programação vai se repetir anualmente, sempre no mês de março. Durante os oito dias de festa, baianos e turistas poderão desfrutar do que há de melhor em termos de arte e cultura.

Comente agora
20
Mar
Saiba os cuidados que podem evitar o ressecamento da pele no outono
Postado por: Samile Damasceno / 13:22h

Com a chegada da nova estação, não é só o guarda-roupa que deve estar preparado para a mudança de clima. O outono é caracterizado por uma baixa umidade do ar e pelo vento frio, apesar das temperaturas amenas. Essas condições podem influenciar diretamente a saúde da pele, que precisará de cuidados específicos para não ressecar. "As peles naturalmente secas sofrem ainda mais nesta época do ano. Peles maduras também sentem, especialmente a das mulheres na menopausa", afirma o dermatologista Jardis Volpe. 

O rosto é o mais atingido, mas isso não significa que outras áreas do corpo dispensem cuidados. O problema já começa no banho, que tende a ficar mais quente e demorado. "Isso acelera o processo de ressecamento porque acaba com a proteção natural da pele", alerta a dermatologista Carolina Marçon. Por isso mesmo, o ideal é entrar no chuveiro com água morna e não prolongar a ducha por mais de dez minutos. Na hora de se ensaboar, prefira os sabonetes neutros ou os indicados para bebês. "Não é preciso espalhar espuma pelo corpo todo, muito menos usar buchas; apenas pés, axilas e região genital precisam de sabonete", garante Carla Bortolotto, dermatologista e professora. 
Comente agora
20
Mar
Deputados vão entrar com ação na Justiça contra vídeo de Feliciano
Postado por: Samile Damasceno / 13:18h

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos (Foto: Felipe Néri/ G1)

Deputados integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, lançada nesta quarta-feira (20) na Câmara dos Deputados, afirmaram que vão entrar com ação criminal na Justiça contra um assessor do deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) pelo vídeo postado na internet na conta do parlamentar no Twitter. De acordo com o deputado Jean Willys (PSOL-SP), o vídeo é parte de um "processo difamatório". Intitulado “Marco Feliciano renuncia”, o vídeo tem imagens de protestos contra o deputado em sessões da Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida por Feliciano. A narração do filme fala que a comissão sempre foi presidida por "simpatizantes de movimentos homossexuais" que fazem "discursos políticos inflamados contra cristãos". O vídeo qualifica como "rituais macabros" os protestos contrários a Feliciano.

"Nós vamos entrar com uma representação criminal hoje [quarta] em relação àquele vídeo. Aquele vídeo é só o continuo de uma processo difamatório que se iniciou assim que nós começamos a defender a Comissão de Direitos Humanos. Foi iniciado um processo de difamação, sobretudo contra mim", afirmou Willys. Segundo o líder do PSC, deputado André Moura (SE), o pastor paulista negou aos colegas de partido que tenha sido o autor do vídeo e alegou que o filme foi postado na internet por sua assessoria, sem sua autorização. O site da produtora que responsável pelo vídeo informa ter Marco Feliciano entre os seus clientes.
Comente agora
20
Mar
SSP/BA abre seleção para 36 vagas de nível médio e superior
Postado por: Samile Damasceno / 13:14h

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) publicou na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial do Estado o processo que disponibilizará 31 vagas para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A seleção tem o objetivo de reforçar os serviços administrativos das polícias Militar, Civil e Técnica, em Salvador e no interior do estado. Além da capital, as unidades que receberão os novos servidores estão situadas em Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Seabra, Euclides da Cunha e Barreiras. O contrato da prestação de serviço é por dois anos, renováveis (a depender da necessidade) pelo mesmo período. As vagas são para técnico de nível superior e técnico de nível médio. A jornada de trabalho varia de 30 a 40 horas semanais. Podem disputar as vagas de nível superior graduados em direito, administração, serviço social, psicologia, ciência social/antropologia e enfermagem. A remuneração é constituída pelo vencimento básico de R$ 991,80, acrescido de gratificação de R$ 1.296,59, exceto para as funções temporárias dos graduados em enfermagem, psicologia e serviço social, que tem vencimento básico de R$ 841,62, acrescido de uma Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) de R$ 1.687,26. 

VEJA O EDITAL



Comente agora
20
Mar
RJ: Sobe para 28 o número de mortos em Petrópolis, Região Serrana
Postado por: Samile Damasceno / 13:10h

Subiu para 28 o número de mortos em Petrópolisx, Região Serrana do Rio. Drucilaine Alves Luminato, 31 anos, estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Teresa e faleceu na manhã desta quarta-feira (20). Ela era mãe dos pequenos João Vitor, de 2 anos, e Rodrigo, de 4 anos,  que morreram soterrados no desabamento que destruiu a casa da família no bairro Alto Independência.  Os corpos das crianças foram encontrados na manhã de terça-feira (19), provocando grande comoção entre os moradores do bairro. O pai das crianças continua internado no Santa Teresa. Equipes do Corpo de Bombeiros  recomeçaram, por volta das 7h da manhã desta quarta-feira, as buscas por desaparecidos. A ação está concentrada na Vila São José, na Rua Espírito Santo, no bairro Quitandinha, onde pelo menos quatro pessoas ainda estão desaparecidas. A procura por vítimas da tempestade acontece desde a madrugada de domingo (17), e, até o momento, 27 mortes foram confirmadas. Soldados do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada começaram a ajudar os bombeiros nas buscas. Cães farejadores também foram utilizados, mas já foram deslocados para outras áreas da cidade.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 1.400 pessoas estão desabrigadas. A prefeitura de Petrópolis contratou mais 100 pessoas para ajudar no trabalho de limpeza e recuperação da cidade. Ao todo, 27 abrigos recebem pessoas que tiveram que deixar suas casas. Os locais precisam, de acordo com a administração municipal, de material de limpeza e higiene, como sabonete, papel higiênico, desinfetante, sabão em pó, além de colchonetes. O local para a entrega de doações é na rua Doutor Sá Earp, no Centro da cidade. Na noite de terça-feira (19), o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) retirou Petrópolis do estado de atenção, mas manteve o estado de vigilância. (G1)
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com