As comentadas


Boa noite , Quarta-feira, 10/02/2016








Enquete



Reflita

Blog

11
Fev
Governo desiste de prorrogação e horário de verão termina dia 22
Postado por: Anacley Souza / 12:56h

O governo federal decidiu não prorrogar a vigência do horário de verão neste ano, como havia sido cogitado na semana passada. Após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse hoje (11/2) que o governo avaliou que não vale a pena estender o horário diferenciado, que está em vigência para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Braga explicou que, com mais um mês de horário de verão, algumas localidades do país ficariam com um período da manhã mais escuro, acarretando mais consumo de energia. Ele disse também que a economia no final da tarde não seria tão expressiva, já que o pico de consumo tem se deslocado do final da tarde para o início da tarde. “Do ponto de vista da energia, parte do Brasil ficaria pela parte da manhã no escuro, e nós teríamos, portanto, mais consumo de energia de manhã. Em que pese, na parte da tarde, podermos ter um ganho de energia que seria mais importante se a ponta de carga estivesse se confirmando, coisa que, graças a uma série de medidas, conseguimos atenuar e também porque estamos passando o período de fevereiro e o mês do verão”, explicou o ministro. O horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e termina no dia 22 deste mês. O principal objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado a partir das 18h, aproveitando melhor a luminosidade natural.

Comente agora
11
Fev
"Vou representar a paz e o gueto na avenida", fala Kannário sobre chance no carnaval
Postado por: Anacley Souza / 12:52h

Ao lado do cantor Igor Kannário, o prefeito ACM Neto deu entrevista à Rádio Metrópole na manha desta quarta-feira (11). Os dois falaram sobre a participação do pagodeiro no Carnaval, que tem gerado polêmica. Igor passou dois anos afastado da festa e agora vai poder se apresentar no Campo Grande, com apoio da prefeitura. "Estou muito feliz com a chance que ganhei do prefeito ACM Neto. Prometo não decepcionar e fazer a alegria dos foliões. Vou representar a paz e o gueto na avenida", afirmou Kannário. Além da passagem pelo Campo Grande na segunda-feira, com a Pipoca do Kannário, Igor também vai cantar no Carnaval de Cajazeiras, no domingo, no Campo da Pronaica. A Prefeitura disponibilizou um trio e uma vaga na grade para Kannário. 

Comente agora
11
Fev
Segurança Pública utiliza 340 câmeras de monitoramento no Carnaval‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:47h

Está tudo pronto para a Operação Carnaval 2015 da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A garantia é do titular da pasta, Maurício Barbosa, que nesta quarta-feira (11) visitou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. “Hoje, nosso trabalho começa às 19h e encerra na Quarta-feira [de Cinzas], depois do Arrastão de Ivete [Sangalo] e das bandas que tradicionalmente já fazem este evento”, afirmou o secretário. Além dos 23,7 mil policiais, que vão atuar para garantir a segurança durante o Carnaval na capital baiana, 338 câmeras de videomonitoramento, instaladas em pontos estratégicos dos circuitos e nos corredores de tráfego de acesso à folia, auxiliam os profissionais de 28 órgãos de segurança, controle e defesa civil, que atuam conjuntamente no CICC neste ano. Conforme o gerente de operações do CICC, major Paulo Roberto Cunha, do total de câmeras, aproximadamente 140 estão instaladas em viaturas. Representantes da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Transalvador, Defesa Civil, entre outras instituições, estarão no CICC durante a Operação Carnaval 2015 da SSP. “O Centro Integrado de Comando e Controle se responsabiliza por acolher as ocorrências que são trazidas dos circuitos e, daqui mesmo, estas situações são resolvidas”, disse o secretário.

Comente agora
11
Fev
Maioria das vagas do Mais Médicos é preenchida por profissionais brasileiros
Postado por: Anacley Souza / 12:39h

Os médicos brasileiros, com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), preencheram 95% das vagas do Mais Médicos na primeira chamada do programa este ano. Ao todo, das 4.146 vagas ofertadas no edital lançado em janeiro, 3.936 foram preenchidas, de acordo com os números divulgados hoje (11) pelo Ministério da Saúde. Para o ministro Arthur Chioro, ao contrário das edições anteriores, a adesão de profissionais com CRM brasileiro foi muito significativa. “A expectativa com esses números iniciais é que haja uma confirmação [da participação dos médicos]”, disse. Chioro acredita que, a princípio, não serão necessários cubanos nesta edição do Mais Médicos, diferentemente das outras edições em que ocuparam 87% das vagas. Desta vez 15.747 profissionais com diplomas validados no Brasil se inscreveram para concorrer a uma vaga, mais de três vezes o número de postos oferecidos. Entre os inscritos, 12.580 indicaram a as cidades onde preferem trabalhar, os que não indicaram foram eliminados da seleção. Entre os que permaneceram, 59% optaram por clinicar por um ano, e receber 10% de bônus em provas de residência médica, o grande atrativo desta edição. Os demais trabalharão por três anos com os benefícios oferecidos pelo Mais Médicos. Das 1.294 cidades que solicitaram profissionais pelo programa, 1.181 tiveram toda a demanda atendida nesta primeira chamada, ou seja, 91%. Entre as cidades que pediram profissionais, 30 não foram incluídas na lista de preferência de nenhum candidato.

Comente agora
11
Fev
Salvador: Caminhão tomba e trânsito fica lento em Pirajá
Postado por: Anacley Souza / 12:34h

Nesta quarta-feira (11), por volta das 17h, um caminhão tombou e o trânsito ficou lento devido ao acidente, na avenida Cardeal Brandão Villela, em Pirajá, na capital baiana. As informações foram confirmadas pela Transalvador (Superintendência de Trânsito de Salvador). Ainda conforme o órgão de trânsito, o veículo ainda não foi retirado da via. O motorista do caminhão não sofreu nenhum ferimento. A Transalvador não soube informar o que causou o tombamento. Além disso, o órgão de trânsito informou que o tráfego de veículos está intenso na Barra e Ondina, devido às festividades carnavalescas, e também nas proximidades do Shopping da Bahia, no Iguatemi, por causa da feira de abadás que está sendo realizada no local. (R7 Bahia)

Comente agora
11
Fev
‘Vamos trabalhar para levar aos tribunais e julgamento da justiça todos, sem exceção’, afirma Governador
Postado por: Anacley Souza / 12:14h

Após comparar a ação da Polícia Militar no Cabula, que resultou na morte de 12 pessoas na última sexta-feira (6), a de um “artilheiro em frente a um gol, que tem que decidir em alguns segundos como é para colocar a bola para fazer um gol” e ter levantado a ira de defensores dos Direitos Humanos, o governador Rui costa (PT) afirmou que sua ações serão “sempre guiadas pelo absoluto respeito à lei, aos meus princípios e valores e à minha obstinação por salvar vidas" e que "as minhas atitudes não serão guiadas por aplausos de um lado ou outro”. A resposta foi motivada por uma pergunta da equipe do Bahia Notícias no Face To Face – uma “entrevista coletiva” no Facebook – feita nesta quarta-feira (11), que arguia o chefe do Executivo baiano sobre a boa relação dele com a tropa, após o episódio, e o descontentamento das ONGs e organização – muito ligadas ao PT – após a fala metafórica sobre o futebol e as mortes. “Lembro a todos que quero ampliar o debate sobre a morte de jovens e negros. Só no mês de janeiro o crime organizado executou 178 jovens. Consumiu e não pagou morre, não obedeceu a ordem do marginal chefe morre, é suspeito de fazer denúncia de traficante à polícia morre. Queremos o pleno exercício e o direito à vida”, defendeu. Ainda de acordo com o petista, o trabalho continuará no sentido de levar aos tribunais e julgamento todos – policiais e bandidos – que cometerem crimes. “A exemplo do que a PC fez hoje na cidade de Ilhéus, quando prendeu um policial militar que estava cometendo um crime, uma atividade criminosa. Já estou abrindo o diálogo com todos de todos os segmentos para que possam contribuir com ideias, sugestões de como salvar vidas de centenas de jovens ao longo deste ano, em Salvador”, finalizou. (Bahia Notícias)

Comente agora
11
Fev
Rainha de Bateria aposta na 'dieta' do arroz com feijão
Postado por: Samile Macêdo / 12:03h

No mundo da clara de ovo e do frango com batata doce, notícia bombástica mesmo é ouvir uma rainha de bateria dizendo que bate um prato de arroz e feijão antes dos ensaios. Pois essa é a vida de Aline Oliveira, Rainha da Mocidade, que tem o privilégio de dizer que detesta emagrecer. Com 1,70 metros, 58 quilos e 25 anos, ela posou para o Terra em um ensaio exclusivo em uma das vias mais movimentadas de São Paulo: a avenida Paulista. Desinibida, não teve problemas em tirar o sobretudo e exibir os looks carnavalescos reservados para as fotos, despertando a curiosidade da maior parte das pessoas que circulavam por lá.Com sete anos de balé clássico no currículo e formação em Educação Física, Aline nasceu agraciada com um biotipo mais magro, sendo que tem dificuldade em engordar. “Eu como de tudo. Hoje mesmo comi carne de panela com batata”, diz. Antes dos ensaios, Aline gosta de comer algo reforçado, geralmente apostando em arroz integral com feijão, frango ou carne vermelha e brócolis. “Acho que sou a única pessoa que fica brava quando emagrece”, brinca. 

Comente agora
11
Fev
Preso, goleiro Bruno entra em acordo com Flamengo e receberá R$ 600 mil
Postado por: Anacley Souza / 12:02h

O goleiro Bruno, que está preso desde julho de 2010 e cumpre pena de 22 anos e 3 meses de reclusão pela morte da ex-amante Eliza Samudio, entrou em acordo com o Flamengo para receber salários e direitos de imagem que estavam atrasados. O atleta aceitou receber R$ 600 mil. A dívida foi contraída pelo clube durante passagem de Bruno pela Gávea, entre 2008 e 2010. O jornal Lance! publicou que a intenção do goleiro – atualmente com 30 anos – era receber R$ 2 milhões. Bruno cobrava esse valor na Justiça, através da 6ª Vara da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, desde 2011. O acordo, no entanto, encerrou a briga judicial. Segundo a publicação, o departamento jurídico do Flamengo comemorou o desfecho, pois conseguiu diminuir a dívida com Bruno para mais da metade. Com correção monetária e impostos, o montante a ser recebido pelo atleta pode chegar perto de R$ 1 milhão. O Flamengo afirma que "o fato de o goleiro estar preso não tira do clube a obrigação de arcar com pendências com seus ex-atletas. Mesmo as pendências relacionadas a compromissos assumidos por diretorias anteriores à atual". Bruno tem direito a receber R$ 600 mil, mas ainda irá esperar. O goleiro entra na fila do Ato Trabalhista do Flamengo. O acordo, alinhavado com o Tribunal Regional do Trabalho, destina todos os meses parte da verba arrecadada pelo clube para pagamento de dívidas trabalhistas. Bruno está na fila para garantir seu dinheiro. (Coluna Terceiro Tempo)

Comente agora
11
Fev
Após afastamento por lesão, médico do HGE denuncia ausência de substituto no setor
Postado por: Samile Macêdo / 12:00h

Depois de cerca de quatro meses afastado de seu trabalho no Hospital Geral do Estado (HGE) por conta de uma lesão do ligamento cruzado anterior e menisco, um médico descobriu que nenhum outro profissional foi contratado para substituí-lo durante o período. O doutor Djalma Duarte, responsável pelo Pronto Atendimento Masculino na instituição, sofreu a lesão em setembro de 2014 e, ao retornar pela primeira vez ao hospital, nesta terça-feira (10), foi informado por seus colegas de trabalho que seu cargo estava vago desde seu afastamento e resolveu utilizar seu Facebook para denunciar o ocorrido. "Fiquei surpreso ao chegar lá e saber que não colocaram ninguém no meu lugar. Mas eles sempre fazem isso. Quando alguém entra de férias, não colocam ninguém no lugar. Isso já é até rotina", afirmou ao Bahia Notícias. De acordo com o médico, profissionais de outros setores do HGE se revezaram no atendimento dos pacientes. "Nós temos um médico em cada setor, então é difícil que os outros precisem se desdobrar para atender outros setores. Às vezes não dá para atender nem mesmo o próprio", reclamou. Duarte, que retorna ao trabalho na próxima terça (17), recebeu a informação de que o diretor da unidade entrou em contato com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) para solicitar um substituto. No entanto, seu pedido não foi atendido. Em contato com o Bahia Notícias, a assessoria da Sesab se recusou a falar sobre o assunto e afirmou que a responsabilidade sobre o caso é do diretor geral do HGE. (BN)

Comente agora
11
Fev
Taxa de lesões com brinquedos sexuais aumenta após lançamento de 'Cinquenta Tons de Cinza'
Postado por: Samile Macêdo / 11:58h

Os hospitais norte americanos atenderam um número duas vezes maior de casos emergenciais após o uso de brinquedos sexuais desde 2007, de acordo com a Comissão do Consumidor de Segurança do Produtor (CPSC). Grande parte do aumento aconteceu entre 2012 e 2013, depois do lançamento da trilogia "Cinquenta Tons de Cinza", segundo informações do jornal Washington Post. O levantamento do Sistema Eletrônico Nacional de Vigilância ainda mostrou, por meio de dados ligados a produtos de consumo em salas de emergências, que 83% das lesões exigiram "remoções de corpos estranhos". A vítima mais comum desse tipo de lesão é o homem de meia-idade (média de 44 anos), responsável por 58% dos casos, enquanto a média de idade das mulheres é de 33 anos. Apenas 25% dos pacientes apresentam necessidade de transferência para outra unidade ou hospitalização. Apesar de não haver provas da influência direta dos livros, a grande abrangência do público atingido pela série de livros fez com que o consumo de brinquedos eróticos aumentasse.

Comente agora
11
Fev
Ministério do Trabalho lança medidas para arrecadar R$ 5,1 bi e formalizar 400 mil empregados
Postado por: Anacley Souza / 11:58h

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou nesta quarta-feira (11) pacote de medidas de fiscalização com a intenção de arrecadar R$ 5,1 bilhões até o final deste ano. Do valor, R$ 2,5 bilhões virão da execução do Plano Nacional de Combate à Informalidade. Os outros R$ 2,6 bilhões resultarão de medidas de combate à sonegação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em relação a isso, o MTE pretende enviar ao Congresso Nacional o projeto de lei para aumentar o valor da multa ao empregador que mantiver o empregado sem carteira assinada. Atualmente, o valor da multa é R$ 402 por funcionário identificado em situação irregular. A medida inclui ainda a capacitação de 1,5 mil auditores fiscais para tornar o trabalho de fiscalização mais eficiente. A meta do governo é superar as 32 mil empresas que foram autuadas em 2014 por deixarem de pagar a contribuição. Sobre a formalização de trabalhadores, o governo pretende incluir 400 mil empregados. O secretário de Inspeção do Trabalho do MTE, Paulo Sérgio de Almeida, disse que o país deixa de arrecadar mais de R$ 88,8 bilhões anualmente com a informalidade e com a sonegação de FGTS.

Comente agora
11
Fev
Tardelli é apresentado na China e ganha espada de presente
Postado por: Samile Macêdo / 11:55h

Diego Tardelli se apresentou ao Shandong Luneng, na terça-feira, em Janin, na China. Logo em seguida, ele concedeu entrevista coletiva. Além da camisa nove com seu nome grifado em chinês nas costas, o atacante brasileiro ganhou também uma espada de presente. No entanto, Tardelli já havia sido apresentado pelo clube no dia 22 de janeiro, no Rio de Janeiro, durante a pré-temporada do clube no Brasil. O ex-goleador atleticano faz a sua estreia oficialno sábado, pela decisão da Supercopa da China contra o Guangzhou Evergrande. A partida terá clima de "clássico mineiro": Tardelli e o técnico Cuca de um lado contra Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro, no outro. (Band)

Comente agora
11
Fev
Salário mínimo atinge maior poder de compra em 50 anos, informa BC
Postado por: Samile Macêdo / 11:52h

Atualmente em R$ 788, o salário mínimo atingiu, em janeiro, o maior poder de compra desde agosto de 1965, revela levantamento divulgado pelo Banco Central (BC). De acordo com o Boletim Regional do BC, apresentado em Porto Alegre, apenas no período entre julho de 1964 e julho de 1965 o salário mínimo comprava mais do que hoje, em valores corrigidos pela inflação. De acordo com o Banco Central, a valorização do salário mínimo tem determinado, em parte, a elevação da renda real dos trabalhadores nos últimos anos, principalmente dos empregados de menor renda e dos beneficiários da Previdência Social. De 2003 a 2014, o rendimento médio da população ocupada com renda de até um salário mínimo cresceu 52% a mais do que o salário mínimo. O movimento pode ser explicado pela formalização do mercado de trabalho, que atraiu profissionais que ganhavam menos que o mínimo. Para a população que ganha de 1 a 1,5 salário mínimo, o rendimento médio real do trabalhador subiu 1% a mais que o mínimo de 2003 a 2014. Na faixa de 1,5 a 3 salários mínimos, o indicador aumentou 23% a menos que a correção do mínimo. Para a população que ganha mais de 3 salários mínimos, o rendimento médio real subiu 53% a menos que o mínimo. Segundo o BC, 28,2% dos trabalhadores brasileiros recebem o salário mínimo e 54,4% ganham de 1 a 3 salários mínimos. De acordo com o órgão, a política de valorização do salário mínimo é a grande responsável pela recuperação do poder aquisitivo dessa faixa de renda. 

Comente agora
11
Fev
Jequié: MPF pede criação de Unidade de Conservação e tombamento da Gruta do Poço Encantado
Postado por: Samile Macêdo / 11:48h

O Ministério Público Federal (MPF) em Jequié, na região do Médio Rio de Contas, recomendou a adoção de medidas para a criação de Unidade de Conservação (UC) Federal e para o tombamento da Gruta do Poço Encantado, em Itaetê, na região da Chapada Diamantina. Os pedidos foram encaminhados para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para a implantação da UC, e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As recomendações também solicitam que sejam encaminhados ao MPF os cronogramas de implantação da unidade de conservação, tanto na modalidade Monumento Natural ou qualquer outra que seja adequada à preservação do meio ambiente, e das atividades necessárias para o tombamento. Segundo documentos que instruem o inquérito civil, a Gruta do Poço Encantado é a caverna mais importante e conhecida da região da Chapada Diamantina, e cerca de sete mil pessoas visitam o local anualmente visitam o local atualmente, o que pode levar a impactos ambientais. De acordo com o MPF, “a ausência de um espaço territorial protegido na forma da lei na área resulta numa proteção insuficiente da caverna, pondo em risco sua preservação e integridade”.

Comente agora
11
Fev
Marinha suspende buscas a desaparecidos de naufrágio em Nova Viçosa
Postado por: Samile Macêdo / 11:47h

A Marinha determinou a suspensão da operação de buscas aos dois passageiros desaparecidos após o naufrágio de uma embarcação em Nova Viçosa, ocorrido na manhã da última quinta-feira (5). A suspensão aconteceu na noite desta segunda-feira (10), após 120 horas de buscas. De acordo com o órgão, o procedimento padrão é de que as buscas sejam feitas por até 72 horas após o acidente. A operação poderá ser retomada, no entanto, caso surjam novas informações ou indício que justifiquem sua retomada. Dezessete pessoas estavam à bordo da embarcação no momento do acidente, que aconteceu por volta das 9h, no litoral sul da Bahia. Os náufragos foram avistados por uma embarcação que passou pelo local cerca de dez horas depois do acidente e conseguiu resgatar 14 passageiros. Horas depois, o mestre da embarcação conseguiu ser resgatado por uma escuna, que também navegava nas imediações do acidente. Durante a operação de busca aos dois desaparecidos, foi coberta uma área marítima de aproximadamente 2.700 km², ao sul do arquipélago de Abrolhos, e também praias e áreas marítimas próximas ao litoral. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação, cujo prazo de conclusão é de 90 dias, será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido. (Correio)

Comente agora
11
Fev
Joaquim Lopes lamenta fim do casamento com Paolla Oliveira: 'Tentei salvá-lo'
Postado por: Samile Macêdo / 11:37h

Joaquim Lopes anda inconsolável com o fim do casamento de cinco anos com Paolla Oliveira. Além de ter esperança de reatar a união com a atriz, ele vem se lamentando com pessoas próximas. "Eu tentei salvar de todas as maneiras", teria dito o ator a amigos, segundo conta a revista "Quem" desta semana. De acordo com a publicação, Joaquim foi visto chorando pelos corredores do Projac após a separação. A revista "Contigo!" traz ainda mais detalhes do término, informando que foi a atriz que chamou o então marido para uma conversa séria e pôs um fim no romance. A separação foi decretada cerca de 15 dias antes dela tornar-se pública. Paolla e Joaquim decidiram juntos que iriam esperar o fim da minissérie "Felizes para Sempre?" para divulgar a decisão. Um dia antes da exibição do último capítulo da trama, o ator deixou a casa onde vivia, em um condomínio na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e se mudou para um hotel localizado no mesmo bairro. Desde então, não se falaram mais. Ele saiu de casa com poucos pertences e espera a ida de Paolla para os EUA para pegar o restante de seus objetos pessoais. A atriz, que já pediu à Globo para ficar reclusa neste momento, pretende ficar de férias no exterior por pelo menos um mês. 

Comente agora
11
Fev
Racismo e violência serão combatidos durante Carnaval 2015
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:37h
Casos de racismo, violência contra a mulher e homofobia serão observados atentamente pela Prefeitura no Carnaval 2015. O Observatório da Discriminação Racial, da Violência Contra a Mulher e LGBT, iniciativa da Secretaria Municipal da Reparação com apoio da Superintendência de Políticas para as Mulheres, estará nas ruas com 120 observadores com objetivo de implementar medidas efetivas para auxiliar no trabalho de combate a esses crimes e diminuir as desigualdades ocorridas durante o Carnaval. Serão 40 observadores atuando em cada eixo (racial, LGBT e mulher), além de trabalhar em conjunto com o Ministério Público, Defensoria Pública, Ouvidoria da Guarda Municipal e com a corregedoria da Polícia Militar para coibir qualquer abuso e tratar das questões de forma jurídica e policial. A secretária da Reparação, Ivete Sacramento, espera que o número de ocorrências neste Carnaval seja zero. “Esperamos um Carnaval da alegria, democrático e que todos possam brincar sem qualquer diferença. Além dos observadores volantes, a secretaria também contará com o observatório permanente através do site www.reparacao.salvador.ba.gov.br, que também receberá denúncias durante a festa", explicou.
Comente agora
11
Fev
Ex-gay, Isidório diz que quer 'sentar pertinho de Rui' e elogia sorriso do governador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:33h

O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSC) aproveitou o “Face To Face” – uma espécie de “entrevista coletiva” no Facebook - com o governador Rui Costa (PT) para paparicar o chefe do Executivo baiano. “Não vejo a hora de sentar pertinho de V.Exª... com este sorriso de quem quer o bem da Bahia”, elogiou o parlamentar, que, em entrevista ao Bahia Notícias, declarou-se ex-gay e disse que “não pode ficar perto de homem muito tempo porque a carne é fraca”. Apesar do afago, o pastor torna pública a reclamação de que ainda não foi recebido pelo petista. Apesar da declaração para lá de íntimo, Rui não curtiu e nem comentou a publicação do parlamentar. (BN)

Comente agora
11
Fev
Conheça o iate superluxuoso de Eike Batista que a Polícia Federal apreendeu e pode ir a leilão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:32h

Em 2009, quando ainda tinha como objetivo de vida ser um dos homens mais ricos do mundo, Eike Batista comprou um iate superluxuoso, o Pershing 115, da italiana Ferretti, por um valor estimado entre R$ 80 milhões a 100 milhões, dependendo dos acessórios opcionais que compõem o veículo. Assim como as ondas do mar vêm e vão, seis anos depois o empresário vê sua “Ferrari do mar”, como são conhecidas as embarcações da Ferretti, ser apreendida pela Polícia Federal, como parte da operação que confiscou cerca de R$ 3 bilhões em bens para garantir o pagamento de credores. O Pershing 115 tem 35 metros de comprimento (ou 115 pés). O espaço interno equivale a um apartamento de 900 metros quadrados.

Comente agora
11
Fev
Oito motivos para melhorar a hidratação diária
Postado por: Samile Macêdo / 11:31h

A água é essencial para o bom funcionamento do organismo, a manutenção da temperatura corporal e até para a beleza. Devemos ingerir de 1,5 a 2 litros de líquido por dia, por meio da ingestão de água, água de coco, sucos ou chás. Essa quantidade pode variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, a prática de atividades físicas, a temperatura do ambiente e os tipos de alimento ingeridos. A seguir, a endocrinologista do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, Dra. Yolanda Schrank, dá oito motivos para você aumentar a hidratação diária.

1 - Facilita a digestão - Lembre-se de beber água. Muitas pessoas simplesmente passam grandes períodos sem tomar sequer um gole do líquido. Isso deve ser evitado. O ideal é que se tome cerca de um copo de água a cada hora. A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo), da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2 - Combate o inchaçoSem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, à pele e às extremidades, como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas, fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio, responsável pelo inchaço. 

Comente agora
11
Fev
Google vai exibir informações médicas seguras em resultados de pesquisas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:27h

O Google vai introduzir dados médicos de alta qualidade em seu motor de buscas, na tentativa de oferecer informações seguras e responsáveis a usuários que pesquisam doenças e condições de saúde no site. A partir dos próximos dias, quem realizar buscas sobre o tema será apresentado a informações fundamentais como sintomas, tratamentos e detalhes sobre contágio, idades que afeta, entre outros. Os dados ficarão bastante visíveis aos usuários como parte do Knowledge Graph, as caixas que aparecem ao lado direito das buscas. Em alguns casos, as informações serão ilustradas por imagens de alta qualidade aprovadas por médicos. "Nós trabalhamos com uma equipe de médicos para compilar com cuidado e analisar essas informações", explica o gerente de produto do Google Prem Ramaswam. "Todos os fatos reunidos representam o conhecimento clínico destes médicos e fontes médicas de alta qualidade em toda a web, e a informação foi verificada por médicos do Google e da Clínica Mayo para que seja exata.

Comente agora
11
Fev
Corpo de jovem sumido em 2013 é achado no jardim da mãe
Postado por: Samile Macêdo / 11:18h

O corpo de um estudante britânico foi descoberto no jardim (ou “floresta”, como chamaram) da casa de sua mãe quase dois anos depois de seu desaparecimento. Miller Redpath foi visto pela última vez em 13 de agosto de 2013, em Loddon, Norfolk. As informações são do Daily Mail. A equipe de polícias que descobriu seu corpo em estágio avançado de decomposição no jardim da casa de sua mãe, em 24 de outubro. O DNA do jovem de 17 anos foi reconhecido em testes recentes. A causa da morte dada pelo patologista, Dr. Ben Swift, está como "indeterminada", já que não foi encontrada nenhuma evidência de ossos quebrados ou lesões. Também não houve provas de que ele era um usuário regular de drogas. "Embora temos provas de que o corpo estava lá há tempo considerável, existe a incerteza sobre as circunstâncias exatas sobre a morte. Infelizmente, há perguntas que não acharemos respostas”, disse o delegado. A mãe do britânico participou da audiência, mas se recusou a comentar depois. Na época do desaparecimento, tanto a mãe de Miller, quanto a polícia havia feito uma busca no jardim denso, mas não encontraram nada. (Terra)

Comente agora
11
Fev
Cão vai para a delegacia após dono ser preso por tráfico de drogas no RJ
Postado por: Samile Macêdo / 11:10h

Policiais militares prenderam um homem por envolvimento com o tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira (11) no bairro Palmeiras, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Seria mais uma prisão de rotina feita pela Polícia Militar se não fosse o fato de o cachorro do suspeito ter entrado no porta-malas da viatura e seguido até a delegacia. Os policiais disseram que chegaram ao local depois de receber uma denúncia anônima. Na residência do suspeito foram encontrados 95 sacolés de cocaína, 105 trouxinhas de maconha, oito celulares e um tablet. Após o preso ser colocado na viatura, o cão pulou no porta-malas e "se recusou" a sair do lado do dono. O cachorro avançou em um dos vizinhos do suspeito quando tentaram retirá-lo do carro. Por fim, a polícia resolveu levar o homem e o cão para a 126ª Delegacia de Polícia. Mesmo estando o suspeito já dentro da unidade, o cão permaneceu do lado de fora, na porta da carceragem, como se estivesse esperando pela saída do dono. (G1)

Comente agora
11
Fev
Matrícula para escolas da rede estadual de ensino vão até dia 24
Postado por: Samile Macêdo / 11:03h

Estudantes de colégio da rede estadual de ensino têm até o próximo dia 24 para se matricularem. Desde o último dia 3 está aberta a inscrição em qualquer escola estadual dos 417 municípios baianos, ou via internet, dos estudantes que já são da rede. Também são contemplados alunos do município já conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE) do órgão. Para se matricular pela internet, os estudantes devem acessar o Portal da Educação. No ato da matrícula é preciso apresentar original do histórico escolar, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Quem optar pela internet deve apresentar os documentos na escola. (BN)

Comente agora
11
Fev
Após sequestro relâmpago, Gata do Brasil Simpatia recupera carro roubado
Postado por: Samile Macêdo / 11:01h

Após ter sofrido um sequestro relâmpago na noite do último domingo (8), Cris Lopes, a Gata do Brasil Simpatia, recuperou o carro roubado e alguns pertences nesta quarta-feira (11). O veículo foi encontrado próximo a Osasco, sem os pneus e com rodas trocadas. "Minha carteira de motorista estava no veículo junto com minha bolsa da Chanel e minha carteira. Estou com medo de sair de casa, ficou um trauma bem grande. Deus me deu um grande livramento pois eu orava e pedia para Deus me proteger e ele protegeu, pois não encostaram um dedo em mim", contou a loira ao site EGO. Cris foi abordada por dois bandidos armados por volta das 20h40 de domingo e ficou sob o poder deles aproximadamente uma hora. Ela foi liberada às 22h na Marginal Pinheiro e precisou pegar carona em um ônibus para então pedir ajuda: "Eles me apavoraravam, berravam: 'Vou atirar na sua cabeça'. Ficaram rodando comigo para eu achar meu cartão de débito, passar a senha".

Comente agora
11
Fev
Carnaval de Salvador começa nesta quarta-feira com 28 bandas de fanfarra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:57h

O carnaval de Salvador começa oficialmente nesta quarta-feira (11), a partir das 17h, com as apresentações de orquestras em um palco montado em frente ao Farol da Barra. Após o abertura da festa, 28 bandas vão desfilar pelas ruas do bairro, a partir das 19h. Grupos de sopro e percussão vão passar pelo circuito Sérgio Bezerra, que vai do Farol até o Morro do Cristo. O show de abertura da folia ficará por conta de quatro orquestras-baile, na apresentação intitulada "Concerto Axé Orquestrado", comandadas pelos maestros Fred Dantas, Zeca Freitas, Paulo Primo e Benutti. O prefeito ACM Neto e autoridades estarão presentes na abertura da festa.

Confira a lista de atrações que desfilarão pelas ruas da Barra nesta quarta-feira:

  • Xupisco
  • Gravata Doida
  • Concentra mais não sai
  • Quero mais
  • Pinguço
  • Cachasamba
  • Integramed
Comente agora
11
Fev
TCU rejeita bloqueio dos bens de Graça Foster pela compra de Pasadena
Postado por: Samile Macêdo / 10:45h

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (11) não bloquear os bens da ex-presidenta da Petrobras, Graça Foster, em processo que investiga denúncias de irregularidades na compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela empresa. Cinco ministros votaram pela exclusão do nome de Foster e do ex-diretor da Área Internacional da empresa, Jorge Zelada, da lista dos dirigentes que terão os bens bloqueados, e outros três defenderam a indisponibilidade dos bens de Foster e Zelada. Em agosto do ano passado, o relatório apresentado pelo então ministro José Jorge determinava a indisponibilidade dos bens da ex-presidenta da estatal, mas a maioria dos ministros acompanhou o voto do ministro revisor, Walton Alencar, que propôs a exclusão do nome de Graça Foster e de Zelada, apesar de incluir o seus nomes na lista dos responsáveis pelas irregularidades. A votação tinha sido adiada por causa de um pedido de vista do ministro Aroldo Cedraz, que hoje preside o TCU. O último ministro que faltava votar era Augusto Nardes, que votou pelo bloqueio dos bens dos dirigentes. Ele disse que a Petrobras está doente e que o episódio de Pasadena é apenas um dos sintomas dessa doença. 

Comente agora
11
Fev
Movimento é intenso para embarque no ferry-boat na tarde desta quarta (11)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:44h

O movimento é intenso no Terminal de São Joaquim, em Salvador, para embarque no ferry-boat, na tarde desta quarta-feira (11). Cinco embarcações estão em operação, neste momento, em esquema "bate e volta". São elas: Juracy Magalhães, Maria Bethânia, Agenor Gordilho, Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares. De acordo com a Internacional Travessias, o fluxo de pedestres é intenso, mas o embarque tem acontecido de forma imediata. Já os motoristas têm de esperar cerca de 30 minutos para poder acessar as embarcações. Segundo a Transalvador, o trânsito segue lento na região do entorno do terminal marítimo desde o início da manhã por conta da fila de motoristas à espera do embarque. 

Carnaval

Comente agora
11
Fev
Guilherme de Pádua, assassino da filha de Glória Perez, ameaça ex-mulher
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:40h

Guilherme de Pádua, assassino confesso da filha de Glória Perez, a atriz Daniella Perez, está ameaçando a ex-mulher, Paula Maia, 30 anos. O casal se divorciou no meio do ano passado e, desde então, Pádua tem perseguido a esposa. Segundo informações de familiares, Paula teve que se mudar para o exterior para fugir do ex-marido, que não estaria aceitando o fim do casamento. Pádua chegou, inclusive, a rasgar os papeis do divórcio e invadir o apartamento da família, em Belo Horizonte. "Ela está com verdadeiro pavor de Guilherme de Pádua", afirmou a mãe de Paula, Angela Castro. Estudante de veterinária, Paula trabalhava no projeto Arca de Noé, da Igreja Batista Lagoinha, que cuida de animais abandonados. Segundo uma postagem de Rosimary Castro Santos, tia dela, a sobrinha foi difamada pelo ex-ator e expulsa do projeto. Paula e a família afirmam que estão com medo do assassino, que foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão pelo assassinato de Daniela. Pádua, entretanto, cumpriu apenas seis anos e agora está em liberdade. O fã clube oficial de Daniella Perez já declarou solidariedade à Paula Maia. Daniella foi assassinada por Guilherme de Pádua e a sua então mulher, Paula Thomaz, com 18 golpes de tesoura, no dia 28 de dezembro de 1992. (Correio)

Comente agora
11
Fev
ONU: em 70 países meninas são agredidas por querer estudar
Postado por: Samile Macêdo / 10:34h

Atques contra meninas que têm acesso à educação persistem e, de forma alarmante, aparentam em alguns países estar ocorrendo com mais regularidade", destaca um novo relatório de direitos humanos da ONU que analisa essa questão. O documento, divulgado na segunda semana de fevereiro, mostra que em 70 países meninas, pais e professores defensores da igualdade de gênero na educação sofreram algum tipo de agressão entre 2009 e 2014. Os ataques à educação das meninas acontecem de diferentes formas e, em muitas instâncias, não são motivados pelo desejo de negá-las o direito à educação, mas sim refletem a violência experimentada pelas meninas e mulheres em todas as esferas públicas e privadas de suas vidas, observa o relatório. Essas agressões provocam um efeito cascata, impactando as vidas das meninas e comunidades em que elas vivem, e enviando um sinal aos seus pais e guardiões das escolas de que estas não são um lugar seguro para as meninas. As conclusões e recomendações do documento incluem medidas para responder aos contextos sociais, culturais, políticos, econômicos e de segurança nos quais as violações ocorrem. 

Comente agora
11
Fev
Capital: MPF apura possível violação de direitos humanos em ação policial que resultou em mortes no Cabula
Postado por: Samile Macêdo / 10:33h

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) instaurou um inquérito civil a fim de apurar possível violação de direitos humanos em atos praticados por policiais militares da Rondesp, em abordagem ocorrida na última sexta-feira (6) a um grupo de pessoas na Estrada de Barreiras, no bairro do Cabula, em Salvador/BA. A investigação foi protocolada nesta terça-feira (10) e a ação policial resultou na morte de 13 pessoas, deixando feridas outras três, sem que se tenha notícia de qualquer sindicância instaurada a fim de apurar eventuais excessos por parte dos agentes. O caso também será apurado pelo Ofício Criminal do MPF/BA. Responsável pela instauração do inquérito, o procurador da República Edson Abdon afirma “que a apuração minuciosa das circunstâncias de mortes ocorridas em suposta situação de confronto com a polícia é pressuposto básico não apenas para legitimar a própria atuação policial na defesa da segurança pública, mas também para que excessos sejam rigorosamente punidos e não mais ocorram”. Pela versão oficial dos fatos, a abordagem policial foi realizada a um grupo que estaria articulado para a realização de roubo à agência da Caixa Econômica Federal na Estrada das Barreiras. Declarações prestadas na imprensa pelo Diretor da Anistia Internacional, Átila Roque, e por testemunhas, moradores da Vila Moisés - local onde ocorreu o suposto confronto, apontam para uma suposta execução sumária do grupo.

3 comentários
11
Fev
Estado de saúde de menino que caiu de 3º andar de hotel é gravíssimo
Postado por: Samile Macêdo / 10:30h

O estado de saúde do menino argentino de três anos que caiu do terceiro andar de um hotel de Capão da Canoa, no litoral norte do Rio Grande do Sul, é considerado gravíssimo. O quadro do menino teve piora no final da manhã desta quarta-feira (11). Ele está internado na UTI pediátrica do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). Thiago Baez Cichanowski foi transferido para a capital gaúcha após receber atendimento no Hospital Santa Luzia, no município do litoral, onde os médicos confirmaram que ele sofreu um politrauma.

Acidente - Uma criança argentina de três anos caiu do terceiro andar de um hotel no litoral norte do Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira (10). O acidente aconteceu por volta das 8h da manhã, quando o garoto brincava na varanda do quarto de hotel onde estava hospedado com família. De acordo com o hotel, a criança caiu ao lado de funcionárias que retiravam o lixo. Após ouvir os gritos das mulheres, o recepcionista prestou os primeiros socorros à criança fazendo uma massagem cardíaca e respiração boca a boca.

Comente agora
11
Fev
Resultados de DNA de suspeitos por morte de turista italiana no Ceará são negativos
Postado por: Samile Macêdo / 10:28h

Foi negativo o resultado de DNA dos suspeitos de matar a italiana Gaia Bárbara Molinari há um mês e 17 dias na Praia de Jericoacoara, Ceará. De acordo com informações do Diário do Nordeste, o exame toxicológico da estrangeira também não apontou o uso de substâncias ilícitas. Os exames solicitados já estão em mãos da delegada de Proteção ao Turista (Deprotur), Patrícia Bezerra. Uma das suspeitas foi a colega de quarto da italiana Miriam França. A também turista, oriunda do Rio de Janeiro, foi encaminhada à Deprotur na condição de testemunha. Dias depois, contudo, passou a ser suspeita e teve um mandado de prisão temporária deferido pela Justiça no dia 5 de janeiro. O corpo da turista foi encontrado no dia 25 de dezembro do ano passado na praia de Jericoacoara, em Jijoca. Um novo suspeito no envolvimento da morte de Gaia já foi encaminhado a Sobral nesta terça-feira (10) para prestar depoimento e realizar exames de perícia.

Comente agora
11
Fev
Inflação da baixa renda avança 2% em janeiro, aponta a FGV
Postado por: Samile Macêdo / 10:24h

A inflação percebida pelas famílias de baixa renda subiu 2,00% em janeiro, mais do que o dobro da taxa observada em dezembro (0,70%), de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) divulgado nesta quarta-feira (11) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador é usado para mensurar o impacto da movimentação de preços entre famílias com renda mensal entre 1 e 2,5 salários mínimos. Com o resultado, o índice acumula alta de 7,66% em 12 meses. Os reajustes das tarifas de ônibus urbano e de energia elétrica pesaram mais no bolso das famílias de baixa renda. Ao mesmo tempo, os alimentos também ficaram mais caros e deixaram o orçamento doméstico mais apertado. O resultado do IPC-C1 difere da inflação média, também calculada pela FGV por meio do IPC, porque alguns itens têm relevância maior no orçamento da baixa renda. Caso das tarifas de ônibus urbano. Por comprometerem uma fatia maior dos ganhos desse público, o aumento foi salgado: 8,88% em janeiro, contra 0,59% em dezembro. Outro item que pressionou a inflação desaa classe foi a tarifa de energia elétrica, que também ficou 8,88% mais cara no primeiro mês do ano, após um aumento de 1,14%. Com esses resultados, aceleraram os grupos Transportes (0,72% para 5,38%) e Habitação (0,55% para 2,02%), respectivamente.

Comente agora
11
Fev
UFRB divulga Lista de Espera do Sisu e Cadastro Seletivo 2015.1
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:15h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou nesta quarta-feira, dia 11, a relação dos inscritos na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015.1 e o período para confirmar a intenção de ocupar uma vaga na instituição. A lista está disponível no site do Processo Seletivo da UFRB. Os candidatos devem comparecer pessoalmente para confirmar a sua participação no Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes da UFRB nos dias 03 e 04 de março. Nesta edição do Cadastro Seletivo, são oferecidas 971 vagas para 28 cursos de graduação ofertados pela universidade. As inscrições acontecem de forma presencial em todos os campi da UFRB (Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro da Purificação e Santo Antônio de Jesus), nos horários de 8h30 às 12h e de 13h30 às 16h30. O candidato deverá apresentar documento de identificação com foto e número de CPF ou número de inscrição do Enem 2014.A inscrição também poderá ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído, e o mesmo deve portar a documentação exigida no edital. Os interessados devem ter seu nome na Lista de Espera do Sisu 2015.1, que nesta edição registrou o recorde de 12.752 inscritos para os cursos da UFRB. Este número representa um aumento de mais de 100% para as vagas oferecidas pela instituição em relação ao semestre anterior, que foi de 6.396 para 689 vagas em 14 cursos de graduação.

Um comentário
11
Fev
Carnaval: Módulos de saúde estarão equipados para atender foliões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:12h
No total serão 148 leitos, sendo 138 convencionais e dez de estabilização com equipamentos de suporte avançado de vida. A estrutura assistencial montada conta ainda com ambulâncias e motolâncias do SAMU 192, ambulanchas e seis equipes de cirurgiões bucomaxilofacial que prestarão assistência rápida aos foliões que sofrerem fraturas faciais durante a festa. Serão 16 ambulâncias extras disponíveis apenas para os atendimentos relacionados à festa, sem comprometer os serviços para o restante da população. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) continuarão operando 24 horas para casos de urgência e emergência. O prefeito afirmou, ao final da visita, que os foliões terão atendimento rápido, bem perto dos locais onde for registrada a ocorrência. “Está tudo preparado. Essa é uma das nossas maiores preocupações. Sabemos que na folia sempre acontecem problemas, seja por algum caso eventual de violência ou alguém que passa mal. Para reduzir os casos, vamos intensificar as fiscalizações para coibir o uso de espetinhos, por exemplo, porque sabemos que assim podemos salvar vidas. Nas situações urgentes, poderemos dar o primeiro atendimento nesses postos para que, depois, esses pacientes possam ser encaminhados para um dos hospitais da cidade ou para uma das UPAs”, disse. 
Comente agora
11
Fev
Nutricionista dá dicas sobre o que consumir para aproveitar o Carnaval
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:10h
Manter uma alimentação saudável durante o Carnaval é importante para deixar a saúde em dia e aproveitar melhor a folia momesca. Um cardápio leve, com leguminosas, hortaliças, vegetais, verduras e frutas, além de uma boa hidratação é fundamental para manter o organismo funcionando bem e garantir o pique para os dias de folia. Segundo a nutricionista do Hospital Santa Izabel, Rosane Lopes, alimentos ricos em gorduras e com excesso de carboidratos devem ser evitados durante a festa. “Evite consumir alimentos produzidos no local da festa que sejam ricos em gorduras e carboidratos simples como batata frita, cachorro quente, hambúrguer, saladas de frutas e churrasco de carne vermelha”, destaca. Segundo ela, a dica é levar de casa barras de cereais integrais, sem adição de xarope de glicose, de preferência orgânicas. Um mix de frutas secas e oleaginosas também é boa opção. “Quem não consegue ingerir muita água pode optar pelos sucos naturais de laranja e limão. Além de serem importantes fontes de vitaminas e fibras, as frutas e sucos cítricos contêm antioxidantes”, lembra.
Comente agora
11
Fev
UNEB divulga lista de aprovados dos cursos profissionalizantes do Projeto Telecentro BR
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:07h

A UNEB, através da Unidade Acadêmica de Educação à Distância (UNEAD), divulga a lista de candidatos aprovados nos cursos de extensão e aperfeiçoamento técnico do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades Telecentros BR. De acordo com o edital, os aprovados deverão acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para confirmar o cadastro. O período de ambientação é de 19 de fevereiro a 5 de março. O login e a senha de acesso serão enviados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição. Os alunos que não acessarem o ambiente virtual até o dia 5 de março perderão o direito à vaga. Foram distribuídas 4.200 vagas por todo o país entre sete cursos: Programador de Sistemas, Operador de Computador, Gestão em Tecnologia da Informação, Técnico em Design de Web, Gestão da Comunicação e Responsabilidade Social, Comunicação Social e Cidadania Digital e Comunicação e Linguagens Midiáticas. A iniciativa é fruto do Convênio SICONV nº 778057/2012 (ver termo aditivo ao convênio) entre a UNEB e o Ministério das Comunicações (MC). Os cursos possuem carga de 120 horas e serão realizados no período de 2 de março à 29 de maio de 2015. Para acessar a lista de convocados os candidatos deverão acessar a página www.uneb.br | www.campusvirtual.uneb.br ou http://www.mc.gov.br/

Comente agora
11
Fev
Vereador Uberdan Cardoso poderá ser candidato à Prefeitura de S. A. de Jesus em 2016, afirma presidente do diretório municipal
Postado por: Samile Macêdo / 10:05h

As discussões que têm ocorrido em Santo Antônio de Jesus envolvendo o Partido dos Trabalhadores são muitas, um dos fatores muito comentados há algum tempo foi o fato de o vereador Cristiano Sena não ter apoiado o candidato a deputado do seu partido Uberdan Cardoso, o qual está propenso a deixar o PT. O presidente do diretório municipal, Zenilton Conceição disse que houve uma reunião onde foram discutidos uns assuntos e reconheceu que existem alguns problemas. “Mas digo que o partido está vivendo um momento muito bom. Existem  coisas que ‘parecem ser’, não são exatamente aquilo que aparentam. Uberdan é a nossa maior liderança no momento e trabalhamos firmemente para potencializar os passos que ele dará daqui para frente, não acredito em sua saída”, declarou. O entrevistado revelou ainda que após o período carnavalesco, vai haver novidades relacionadas ao partido dos trabalhadores de Santo Antônio de Jesus como algumas análises de assuntos que ficaram mal esclarecidos. “Com respeito às polêmicas que aconteceram posso adiantar que apesar de sermos um único partido, temos instâncias definidas, mas as decisões são autônomas. Sabíamos que seriam difíceis as eleições para deputado estadual, mas obtivemos êxito na estratégia, pois nosso candidato saiu da disputa fortalecido e todos os cenários políticos do município apontam para 2016 tendo Uberdan como um dos muito prováveis candidatos para disputar a prefeitura de Santo Antônio de Jesus, é algo que está claro”, concluiu. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
11
Fev
PT vai processar delator da Operação Lava Jato quando o carnaval passar
Postado por: Samile Macêdo / 10:04h

O PT promete processar judicialmente o ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, que acusa o partido de ter recebido propinas em contratos da Petrobras, de 2003 a 2013, num total entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões. A ação do partido - que ainda não está pronta - será protocolada após o período do carnaval, segundo o presidente do PT, Rui Falcão. Barusco confirmou, em depoimento da Operação Lava Jato, que ele e Renato Duque - ex-diretor de Serviços da Petrobras entre 2003 e 2013 - recebiam propina para facilitar que empresas assinassem contratos de grande porte com a estatal, como os da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O PT também irá acionar ainda o comando da Polícia Federal (PF), o Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal, pedindo que sindicâncias sejam feitas para apurar “vazamentos seletivos” de informações dos depoimentos da Operação Lava Jato, que implicam apenas o partido. (Agência Brasil)

Comente agora
11
Fev
Garoto tem 325 chumbinhos removidos do rosto após disparo acidental
Postado por: Samile Macêdo / 10:00h

Um garoto de seis anos teve 325 chumbinhos removidos de seu rosto após seu primo, da mesma idade, disparar uma pistola de pressão contra ele acidentalmente. O caso aconteceu na China. Segundo o jornal britânico "Metro", o menino teria pensado que a arma era um brinquedo e disparou, o que acabou causando vários ferimentos no rosto de Yang Yang. Desesperadas, as crianças correram para dentro de casa, onde a avó percebeu o estado crítico da lesão. "Eles estavam chorando e o rosto de Yang tinha um buraco enorme, sangrando muito", relatou ela. O pai, que não teve o nome divulgado, disse que os dois meninos ficaram aterrorizados e não conseguiram lembrar dos detalhes sobre o que tinha acontecido. Não há informações sobre o estado de saúde do garoto. (Uol)

Comente agora
11
Fev
Cardiologista fala sobre a deficiência de vitamina B12 no organismo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

Deficiência de vitamina B12 é causa de anemia acompanhada ou não por dificuldade para andar e parestesias ou formigamentos de distribuição simétrica, principalmente nas pernas, pés e mãos. Pode haver ainda palidez, inchaço, hiperpigmentação da pele, icterícia e fraqueza muscular. Inflamações na língua, má absorção de nutrientes, infertilidade e tromboses são menos frequentes. A vitamina B12 é essencial para a formação, integridade e maturação das hemácias. Em sua ausência, elas aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma. Na medula óssea — local em que são produzidas — o número de células chega a aumentar tanto que o aspecto simula o das leucemias. É uma vitamina necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem ela, a mielina que recobre os nervos (como a capa de proteção faz com os fios elétricos) sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro. A principal fonte de B12 está nos alimentos de origem animal. Mas, para absorvê-la, o tubo digestivo depende de fatores intrínsecos presentes num grupo especial de células do estômago (células parietais) e de receptores localizados no íleo.

Anemia perniciosa

A causa mais frequente da deficiência de B12 é a perda desse fator intrínseco produzido pelas células parietais, associada a um tipo de gastrite (gastrite atrófica). A anemia resultante é denominada anemia perniciosa, nome inadequado, porque não leva em consideração as manifestações neurológicas. A anemia perniciosa resulta de um mecanismo autoimune em que a própria resposta imunológica destrói as células parietais do estômago. Como consequência, ocorre perda do fator intrínseco necessário para a ligação com a vitamina B12 ingerida. Leia mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
11
Fev
Presidente do PT em S. A. de Jesus apresenta sugestão para resolver problemas na infraestrutura da cidade
Postado por: Samile Macêdo / 09:59h

Os moradores residentes no bairro Jueirana, em Santo Antônio de Jesus estão sofrendo pelo fato de a Rua não ter calçamento por todo o local que se estende. Um cidadão relatou à rádio Andaiá FM nesta quarta-feira (11) que ninguém está aguentando mais a poeira e a lama causadas pelo sol ou chuva, “calçaram a via até certo ponto, mas faltou o resto, gostaria de chamar a atenção do prefeito para que este venha olhar para nós aqui na Jueirana”. Ainda outros cidadãos santoantonienses questionaram o motivo da Prefeitura estar pavimentando ruas que já estão pavimentadas  ao invés de resolver o problema das que não possuem requalificação alguma (localidades chamadas ‘ruas de lamas’ ou cascalho). Tomando conhecimento da notícia, Zenilton Conceição, presidente do PT no município chamou à atenção salientando que deveria haver uma Lei para que todos os gestores que passassem pela cidade não viessem com a lógica de estar asfaltando ruas que já são calçadas, enquanto existem outras sem tipo algum de pavimentação muitas vezes com esgotos correndo a céu aberto. “Não é uma crítica destrutiva contra o prefeito, mas é uma questão para ser analisada pelos vereadores”, sugeriu.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
11
Fev
Provas anuladas do concurso do TJ-BA serão reaplicadas no dia 12 de abril
Postado por: Samile Macêdo / 09:51h

A Fundação Getúlio Vargas reprogramou para o dia 12 de abril deste ano a reaplicação das provas do concurso do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que haviam sido canceladas por conta de problemas ocorridos no envelopamento e impressão das avaliações. Somente as provas para os cargos de Analista Judiciário - Administração, Analista Judiciário – Contabilidade e Analista Judiciário – Tecnologia da Informação serão reaplicadas. Anteriormente, a reaplicação estava programada para o dia 22 de março de 2015. Todas as informações serão publicadas no link relacionado ao certame, no site da FGV. Os candidatos que realizaram as provas no dia 25 de janeiro de 2015 receberão comunicação individualmente por e-mail. Confira a nota da FGV aqui. (BN)

Comente agora
11
Fev
SSA: Polícia Civil volta atrás e diz que só dois dos 12 mortos no Cabula tinham passagem criminal
Postado por: Samile Macêdo / 09:30h

Após afirmar que nove dos 12 mortos na ação policial na Estrada das Barreiras, no Cabula, tinham passagem pela polícia, a Polícia Civil da Bahia recuou e confirmou que apenas duas vítimas tinham antecedentes criminais. Outras quatro pessoas ficaram feridas na operação da Rondesp na última sexta-feira (7). Evison Pereira dos Santos havia sido preso duas vezes, em 2010 e 2011, por envolvimento com brigas durante o Carnaval. O outro, um homem de 28 anos que está internado sob custódia no Hospital do Subúrbio já havia sido preso por tráfico em 2010. Ainda segundo a Polícia Civil, em 2011, ele voltou a ser conduzido para delegacia de Santo Amaro por posse de droga. A troca de tiros aconteceu por volta das 4h, na localidade do Campinho, entre um grupo com cerca de 30 homens e uma guarnição da Polícia de Rondas Especiais (Rondesp Central). Segundo a Polícia Militar, a guarnição recebeu a informação de que um grupo planejava arrombar uma agência bancária na Estrada das Barreiras. A PM encontrou um veículo abandonado durante uma ronda na área. Ao investigar a denúncia, os militares foram recebidos a tiros, e um sargento da Rondesp foi atingido de raspão na cabeça. A PM revidou e feriu 15 homens durante o confronto. (Correio)

Comente agora
11
Fev
Jovem perde dente ao comer churros na frente do paquera
Postado por: Samile Macêdo / 09:27h

Quando Natália Corradi entrou na fase de trocar os dentes de leite pelos permanentes, não imaginava o grande drama que estavam prestes a começar. Em meio a alguns dentes a menos, anos de aparelho com um dente falso e um implante que demorou a acontecer, a advogada de 31 anos penou para conquistar o sorriso perfeito. “Tudo começou quando eu tinha uns sete anos e estava passeando no shopping com minha mãe. Ao avistar minha dentista fui logo mostrando meu sorriso banguela para ela, toda orgulhosa. Foi aí que ela me olhou e disse: que estranho, esse dente lateral que está nascendo aí tem uma cara de canino. Vá ao meu consultório para eu ver isso”, conta a advogada. Ao marcar uma consulta para descobrir o que tinha de errado com sua dentição, Natália foi informada que, apesar de ter nascido com todos os dentes de leite, a sua dentição permanente estava sendo formada com cinco dentes a menos; dois laterais superiores e três molares na parte inferior. “Foi aí que começou a minha luta. Eu era muito nova para fazer um implante e por ser muito pequena, tenho 1,50m de altura, a dentista acreditou que os espaços causados pelos dentes faltantes poderiam fechar quando a dentição se formasse por completo, por isso decidimos esperar”, diz Natália. 

Comente agora
11
Fev
Explosão em um navio-plataforma da Petrobras deixa 3 mortos e 15 feridos
Postado por: Samile Macêdo / 09:23h

Um navio-plataforma da Petrobras, o FPSO Cidade de São Mateus, teria explodido nesta quarta-feira (11) próximo da cidade Aracruz, norte do Espírito Santo. Segundo informações extra-oficiais da Globo News colhidas com o diretor do Sindicato dos Petroleiros, pelo menos três pessoas morreram e 15 pessoas ficaram feridas, alguns em estado grave. Ainda não há informações do número total de acidentados ou mortos. Pelo menos oito ambulância trabalham no resgate no aeroporto de Vitória no ES. A Petrobras colocou um plano de contingência para socorro imediato. Segundo informações do governo do Espírito Santo, o Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, especializado em vítimas com queimaduras na cidade de Serra, foi colado em estado de alerta. (Terra)

Comente agora
11
Fev
Jovem tenta matar ex-mulher, atira cinco vezes, mas arma falha
Postado por: Samile Macêdo / 09:21h

Um jovem de 20 anos foi preso após tentar matar a ex-mulher, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Wesley Alves Pereira atirou cinco vezes contra a ex-mulher, de 22 anos, por não aceitar o final do relacionamento. Segundo informações do Jornal Extra, a arma não funcionou em nenhuma das tentativas e o jovem decidiu persegui-la com um canivete, mas a garota conseguiu fugir. O crime aconteceu no último dia 1º, mas o suspeito foi preso na manhã da terça-feira (10). Em depoimento à delegada Cristina Bento, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de São Gonçalo, Wesley disse que iria cortar o pescoço da jovem, pois ela teria o traído e, depois do Carnaval, se entregaria à Polícia. Ainda durante o depoimento, Wesley fez novas ameaças a moça. "Não tem problema, não. Vou ficar um tempo agarrado e, quando sair do presídio, pego e mato pra valer. Só assim acabo de vez com a graça dela", disse o acusado na delegacia. 

Comente agora
11
Fev
Noivos posam para o Paparazzo, e mostram que briguinhas apimentam o sexo
Postado por: Samile Macêdo / 09:18h

  1. Foto: Isac Luz / Paparazzo

Quem assistiu ao "BBB 14" se lembra bem das discussões de Franciele Almeida e Diego Grossi. No calor das emoções, ele falava alto, ela enfrentava, chorava, ele amarrava a cara, mas os dois sempre acabavam com suas diferenças no quarto, em cima da cama. Ninguém acreditava muito que a relação midiática iria durar. "Os pais dela são assim e estão juntos há 30 anos", conforma-se Diego. "O pior é que meu pai parece pai dele. Nunca vi tão igual, tão cabeça dura", devolve Fran. Nesse clima de "tapas e beijos", o casal FranGo posou para as lentes do Paparazzo, inspirado na temática de "50 tons de cinza" - o filme baseado no best-seller estreia nesta quinta-feira, 12, quando vai ao ar o ensaio sensual da dupla. Nos Bastidores do ensaio, eles provam que muita coisa permanece igualzinha ao que mostraram no confinamento. Ela continua a fazer beicinho se ele é mais ríspido. Ele revira os olhos quando ela não quer acatar algo. "Mas mudei muito porque passei a entender as necessidades dela", garante Diego. Fran conta que antes ele era muito grosso. "A gente acabava de transar e ele virava para o lado. Me sentia mal", diz ela, que hoje já conta com os carinhos do futuro marido.

Comente agora
11
Fev
Jovem de 20 anos é internada após aplicar gel no bumbum
Postado por: Samile Macêdo / 08:56h

Na tentativa de aumentar o tamanho do bumbum, a vendedora Millyana de Souza Silva, 20 anos, acabou internada em um hospital do Rio Janeiro, com infecção aguda. A jovem recebeu aplicações da substância conhecida como metacrilato. A vendedora passou cirurgia na tentativa de drenar o gel. Millyana pagou R$ 4.500 para uma suposta esteticista, em uma clínica situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foram aplicados, em cada lado do bumbum, 600ml do metacrilato. Em entrevista ao Jornal Extra, A mãe da jovem, Sandra Souza, disse que as complicações começaram no dia seguinte à aplicação, quando a vendedora começou a sentir fortes dores nas pernas. O caso é investigado pela 63ª Delegacia de Polícia , do Rio de Janeiro. O delegado responsável solicitou a documentação da vítima ao hospital e disse que aguarda a sua recuperação para que ela possa ser ouvida na delegacia. (iBahia)

Comente agora
11
Fev
Polícia prende suspeito de usar filhos para distribuir drogas em Alagoas
Postado por: Samile Macêdo / 08:31h

Uma operação realizada pela Polícia Civil prendeu, nas primeiras horas desta quarta-feira (11), um homem suspeito de tráfico de drogas no Povoado Barra Grande, em Maragogi. As investigações apontam que Genivaldo Vieira usava três filhos menores para distribuir os entorpecentes, função conhecida como "aviõezinhos". De acordo com a polícia, Vieira costumava guardar a droga enterrada em locais de difícil acesso no Sítio Corre Água, localizado naquele município. A ação foi desencadeada em razão de diversas denúncias anônimas que levaram a sua prisão. Ele, inclusive, é suspeito de comandar o tráfico de drogas na região norte de Maragogi. Segundo o delegado Thiago Prado, a população local temia a presença de Vieira, que andava com armas de fogo e constantemente ameaçava os populares. Ele ainda é suspeito de ser mandante de um homicídio, crime ocorrido em novembro de 2014, também naquele município. O delegado também autuou em flagrante Everson Gabriel Santos de França, suspeito de lesão corporal, desacato, resistência e desobediência. Ele foi localizado na praça municipal da cidade, armado com uma faca, ameaçando esfaquear pedestres. (G1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com