As comentadas

Boa tarde , Sexta-feira, 19/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

23
Mai
Dilma escolhe o advogado Luis Roberto Barroso para o STF
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:16h

 A presidente Dilma Rousseff escolheu nesta quinta-feira o advogado constitucionalista Luis Roberto Barroso para a vaga deixada por Carlos Ayres Britto no STF (Supremo Tribunal Federal). O martelo foi batido nesta tarde, depois de reunião no Palácio do Planalto entre Dilma e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O anúncio será feito oficialmente pelo ministro ainda nesta quinta. Dilma deixou a nomeação assinada antes de viajar para a África. A cadeira de Britto estava vaga havia seis meses. Foi um dos mais longos hiatos da história recente da corte. Apenas a nomeação de Luiz Fux, em março de 2011, demorou mais, porque o ex-presidente Lula deixou para Dilma a prerrogativa de escolher o sucessor de Eros Grau, que se aposentara em agosto de 2010.  A presidente cercou o processo de escolha de cuidados com sigilo e se irritou várias vezes ao longo dos meses com o vazamento de notícias sobre candidatos com os quais se reuniu. Luis Roberto Barroso vinha sendo incluído na lista de cotados para o STF há vários anos, pelo fato de ser um dos mais conceituados advogados constitucionalistas do país. Atuou em julgamentos históricos do Supremo, como o que permitiu pesquisas com células-tronco embrionárias e o que decidiu que o terrorista Cesare Battisti não seria extraditado. Seu nome contava com a simpatia de vários ministros do STF e do ex-ocupante da cadeira, Ayres Britto. (Folha)

Comente agora
23
Mai
Acusado de matar ex-marido de Nara Costa não é menor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:14h

O acusado de matar o ex-marido da cantora Nara Costa, o capitão da Polícia Militar Anativo Manuel da Conceição Neto, não é menor de idade. De acordo com a titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Claudenice Mayo, o rapaz já completou 18 anos. Inicialmente, a polícia acreditava que ele tinha 17 anos. Com essa informação, o inquérito será encaminhado agora para a Delegacia de Homicídios, mas a delegada continua apurando se um outro adolescente, de 17 anos, proprietário da mochila usada no crime, está envolvido no homicídio. A titular da DAI ouviu nesta quinta-feira, 23, testemunhas e a mãe do adolescente, que inicialmente reconheceu o filho com autor do crime, mas hoje disse que se enganou. "Isso a gente já tinha certeza, porque o verdadeiro autor do crime foi reconhecido por testemunhas", disse a delegada para uma emissora de televisão.

Comente agora
23
Mai
Prefeito de Alcobaça é multado pelo TCM por gastos excessivos em festas na cidade
Postado por: Laiana Vieira / 16:11h

O Tribunal de Contas dos Municípios denunciou nesta quarta-feira (22), o prefeito de Alcobaça, Leonardo Coelho Brito, por irregularidades cometidas no exercício de 2011. O TCM informou que o gestor teria cometido gastos excessivos  na contratação de serviços para a realização de festividades na região. Por conta disso, o prefeito deverá pagar uma multa no valor de R$ 10 mil. A íntegra do voto do relator da denúncia, Conselheiro Fernando Vita, pode ser conferido no site da Prefeitura de Alcobaça. (Metrô1).

Comente agora
23
Mai
Exame aponta que Souza ainda não está totalmente curado de lesão
Postado por: Laiana Vieira / 16:06h

Em abril, o atacante Souza sentiu fortes fores durante a partida diante do Vitória da Conquista e foidiagnosticado com um estiramento no músculo adutor, que deixou o jogador afastado dos gramados por  aproximadamente 40 dias. O atacante foi submetido a um exame de imagem na última quarta-feira (22), para avaliar a evolução do tratamento feito na região da coxa do atleta. Nesta quinta (23), o atleta foi avaliado pelo departamento médico do clube e foi detectado que o estiramento na coxa do jogador ainda não está completamente cicatrizado. Sem dores, Souza voltou aos treinamentos na manhã da última quarta, quando realizou algumas atividades físicas, acompanhado de um dos preparadores físicos do Tricolor. Com o novo diagnóstico, o DM do clube deverá liberar o atacante para participar de algumas atividades físicas, mas os treinamentos intensivos só poderão ser realizados pelo jogador na próxima semana. Embora Souza volte a treinar, ainda não há previsão de quando o jogador ficará à disposição do treinador Cristóvão Borges. (Correio).

Comente agora
23
Mai
Festa Literária Internacional de Paraty divulga programação
Postado por: Laiana Vieira / 16:02h

A programação completa da 11ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre 3 e 7 de julho, foi divulgada pela organização do evento nesta quinta-feira (23). A edição deste ano homenageará o alagoano Graciliano Ramos. Quatro mesas debaterão a obra do autor, uma delas com a presença de Nelson Pereira dos Santos (cineasta que filmou as adaptações de “Vidas Secas” e “Memórias do Cárcere”). A conferência de abertura na noite da quarta-feira (3 de julho) será proferida pelo amazonense Milton Hatoum e será seguida pelo show do baiano Gilberto Gil. Orçada em R$ 8,6 milhões, a Flip tem confirmadas as presenças de 41 convidados -23 brasileiros e 18 estrangeiros. Este ano a feira concretizará o hibridismo entre as artes através das participações do arquiteto português Eduardo Souto de Moura, do cineasta Eduardo Coutinho, das cantoras Miúcha e Maria Bethânia e do historiador de arte T.J. Clark. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas visitem Paraty durante a festa literária em julho. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 10 de junho e a programação completa pode ser acessado no site oficial. (BN).

Comente agora
23
Mai
Bahia lidera número de greves de funcionários municipais
Postado por: Laiana Vieira / 15:58h

O Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), registrou 873 greves em 2012, número 58% maior do que o registrado no ano anterior. Do total, foram registradas 227 paralisações deflagradas por funcionários públicos municipais. A Bahia liderou o ranking no país, com 28 movimentos paradistas entre os servidores de prefeituras. No âmbito dos governos estaduais, os funcionários públicos deflagraram 114 greves em 2012. Por outro lado, o número de greves deflagradas pelos trabalhadores da esfera privada (461) superou o registrado pela esfera pública (409). No setor privado, a maioria das greves foi no setor da indústria, já na esfera metade das greves ocorreu no setor de serviços. Entre as principais reivindicações apontadas no estudo, a exigência de reajuste salarial foi predominante (41%). Os pedidos de introdução, manutenção ou melhoria de auxílio-alimentação aparecem em segundo lugar (27%). Depois, vem o cumprimento, implantação ou reformulação de Plano de Cargos e Salários (23%). As queixas contra o atraso no pagamento dos salários representaram 18% das reivindicações. Em Salvador, os servidores públicos municipais completam, nesta sexta-feira (24), duas semanas parados. (BN).

Comente agora
23
Mai
Vitória da Conquista: Empresário é preso por agredir e ameaçar ex-mulher
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:56h

Um empresário foi preso acusado de agredir e ameaçar a ex-companheira em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. Proprietário de uma fábrica de gesso para decoração, Carlos André de Oliveira Souza, 35 anos, ele estava em sua residência, no bairro Candeias, quando uma equipe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) chegou ao local, na quarta-feira, para cumprir um mandado de prisão preventiva. A delegada Rosilene Moreira, titular da DEAM/Conquista, informou que o casal teve um relacionamento de 12 anos e estava separado desde 2011. Inconformado com o fim da relação, o empresário enviou, durante o período em que estiveram afastados, dezenas de mensagens, por celular, ameaçando a ex-companheira de morte. Carlos André também descumpriu medida protetiva da 3ª Vara Criminal de Vitória da Conquista, obrigando-o a se manter afastado da ex-mulher e dos dois filhos do casal, de dois e nove anos de idade, segundo a polícia. O empresário já responde a cinco inquéritos por agressão a ex-mulher. De acordo com a titular da DEAM, ele não atendeu a nenhuma das convocações para comparecer à unidade policial para prestar esclarecimentos sobre as agressões. Carlos foi encaminhado ao Presídio Nilton Gonçalves, em Conquista, onde permanecerá custodiado, à disposição da Justiça. (Correio*)

Comente agora
23
Mai
Dilma viaja, e Renan assumirá a Presidência
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:51h

Terceiro na linha sucessória, o presidente do Senado, Renan Calheiros, assume a Presidência da República, interinamente, na noite desta quinta-feira, quando a presidente Dilma Rousseff embarca para a Etiópia. A presidente participará no país das comemorações dos 50 anos de criação da União Africana. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) já assumiu interinamente a Presidência da República, em maio de 2006, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando também ocupava a presidência do Senado. Renan precisará assumir o cargo porque o vice-presidente, Michel Temer, viajará para o Equador a fim de representar Dilma na posse do presidente reeleito, Rafael Correa. O segundo na linha sucessória, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também estará fora do País, em viagem oficial aos Estados Unidos. Dilma retorna ao Brasil na noite de domingo, 26.

Comente agora
23
Mai
Pastor Marcos é convocado para depor em CPI de exploração sexual
Postado por: Laiana Vieira / 15:48h

O pastor Marcos Pereira, acusado de estupro por duas fiéis, foi convocado a prestar depoimento na CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara dos Deputados. Ele será ouvido no Complexo de Bangu, onde está preso desde o dia 8, ou na sede da Polícia Federal em Brasília. A data do depoimento ainda vai ser acertada com a Secretaria estadual de Administração Penitenciária. Também prestarão depoimentos na CPI o titular da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), Márcio Mendonça, e a chefe de Polícia Civil Martha Rocha. Vítimas do pastor e testemunhas também serão convidadas para depor. “Já investigamos há mais de um ano diversos casos de abuso sexual contra menores em todo o país. Dados sobre a investigação do caso do pastor podem ajudar a esclarecer outros casos de abusos em todo o país, e não podem ficar fora do relatório que será produzido ao final da CPI”, afirma o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). O requerimento para convocar o pastor para depor foi apresentado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), presidente da CPI. Segundo depoimentos de vítimas à Dcod, pelo menos três pessoas abusadas sexualmente pelo pastor eram menores na época dos crimes. (O Globo).

Comente agora
23
Mai
Limpar nariz com água e algodão pode fazer mal à saúde do bebê
Postado por: Laiana Vieira / 15:42h

O tempo seco e problemas respiratórios maltratam o nariz dos bebês, principalmente nos meses do outono e do inverno. E cabe aos pais fazer a higienização correta para que a criança não sofra com o famoso nariz entupido. "A higiene nasal é importante para facilitar a drenagem das secreções, eliminar partículas e até mesmo agentes infecciosos que podem se acumular nas vias aéreas superiores, agindo na prevenção das rinossinusites agudas e crônicas", explica Alessandra Miramontes, pediatra, imunologista e alergista do Hospital Infantil Sabará. O clima influencia muito nisso. "Em localidades e ocasiões em que o ar é poluído, assim como em ambientes muito secos, a hidratação se faz necessária, evitando alergias e infecções das vias respiratórias", alerta o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da MBA Pediatria. Mas como a criança tem todas as suas estruturas delicadas, é preciso tomar o máximo de cuidado ao higienizar essa região e é normal que surjam dúvidas sobre quando e como fazer isso.

Os especialistas dão as principais dicas para fazer o procedimento da forma correta: Não há idade certa para fazer a lavagem. Aliás, o ideal é fazer desde sempre! "Brinco com meus pacientes, dizendo-lhes que o filho já deveria nascer com um frasco de soro nasal nas mãos", descontrai o pediatra Sylvio Renan. Ele explica que bebês e idosos são os que mais sofrem quando o tempo fica seco e por isso é importante que essa higienização seja feita desde que as crianças são bem pequenas. Essa higienização deve ser feita todos os dias, de acordo com os especialistas. O que muda, na verdade é quantas vezes ela deve ser feita em cada dia. Isso depende das condições climáticas de cada região.

Comente agora
23
Mai
'Serra deve ser candidato em 2014′, diz Alckmin
Postado por: Laiana Vieira / 15:33h

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (23) que José Serra, seu colega de partido, deve ser candidato em 2014. Para Alckmin, a convenção no último final de semana, que elegeu o senador Aécio Neves presidente do PSDB, não serviu para unificar o partido em torno do nome do mineiro para a Presidência da República. Ao ser questionado se  candidatura de Serra está descartada para 2014, Alckmin respondeu: “O Serra deve ser candidato em 2014”. No entanto, o governador não soube dizer se a candidatura seria à Presidência da República. “Isso só ele pode responder”, disse Alckmin que participou de seminário sobre administração pública no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília. 

Comente agora
23
Mai
Pés humanos abrigam quase 200 tipos de fungos, dizem cientistas
Postado por: Laiana Vieira / 15:17h

Cientistas descobriram que todos nós temos quase 200 diferentes tipos de fungos colonizando os nossos pés. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, os fungos vivem por todo o corpo humano, mas seus lugares favoritos são o calcanhar, debaixo das unhas e entre os dedos dos pés. Fungos inofensivos vivem naturalmente na nossa pele, mas podem causar infecção caso se multipliquem. No primeiro estudo deste tipo, uma equipe dos Estados Unidos catalogou os diferentes grupos de fungos que vivem no corpo humano, e criaram um mapa dessa diversidade que pode ajudar a combater doenças de pele como o pé de atleta -- uma infecção nos pés causada por fungos. Uma equipe liderada pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, em Bethesda, Maryland, sequenciou o DNA de fungos que vivem sobre a pele em 14 diferentes áreas do corpo em dez adultos saudáveis. As amostras foram retiradas do canal auditivo, da área entre as sobrancelhas, da parte de trás da cabeça, da área atrás da orelha, do calcanhar, das unhas dos pés, entre os dedos, do antebraço, das costas, da virilha, do nariz, do peito, da palma da mão, e da curva do cotovelo.

Os dados revelam que a riqueza fúngica varia ao longo do corpo. O habitat fúngico mais complexo é o calcanhar, que abriga cerca de 80 tipos de fungos. Os pesquisadores descobriram cerca de 60 tipos de fungos em pedaços de unhas dos dedos dos pés, e 40 tipos entre dedos. Outras partes preferidas pelos fungos incluem a palma da mão, o antebraço e o interior do cotovelo, apresentando um nível moderado de fungos, em torno de 18 a 32 tipo diferentes. Em contraste, a cabeça e o tronco abrigam poucas variedades de fungos -- de 2 a 10 tipos cada. 

Comente agora
23
Mai
Itapetinga: Polícia Civil e Exército apreendem 300 kg de dinamite
Postado por: Laiana Vieira / 15:12h

Trezentos quilos de dinamite foram apreendidos na Fazenda Lagoa do Bengo, na zona rural de Itapetinga, na quarta-feira (22), durante a terceira etapa da Operação Vulcano, realizada pelo Exército Brasileiro, com apoio da Polícia Civil. Investigadores da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) também apreenderam na propriedade, onde funciona uma mineradora de calcário, 290 quilos de granulado, 296 espoletas, com estopim, e 1.700 metros de cordel detonante.Segundo o delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, titular da 1ª DT/Itapetinga, que participou da Operação Vulcano III, comandada pelo primeiro tenente do Exército Paulo Edson Pedrozo, todo o material explosivo estava armazenado de forma irregular na fazenda. As equipes do Exército e da Polícia Civil encontraram, ainda, uma espingarda calibre 28, com nove cartuchos deflagrados e dois intactos, além de um caderno de anotações. Responsável pela mineradora e filho da proprietária da fazenda, Daniel Porto Marques Guerra, de 21 anos, foi autuado em flagrante, por posse ilegal de artefato explosivo e de arma de fogo. Os 300 quilos de dinamite, a espingarda e o restante do material apreendido pelos policiais civis foram entregues ao oficial do Exército, instituição que autoriza a comercialização, o uso, a fabricação e o armazenamento de explosivos no país.

Lançada, na terça-feira (21), pela 6ª Região Militar, a Operação Vulcano III prosseguirá até o final desta semana, atingindo 26 cidades baianas e outros seis municípios do estado de Sergipe. 

Comente agora
23
Mai
Ex-chacretes se revoltam com personagem de 'Amor à Vida'
Postado por: Laiana Vieira / 15:08h

No capítulo dessa quarta-feira (22/05) de "Amor à Vida"”, na Globo, Márcia (Elizabeth Savalla) relembrou sua história como a chacrete “Tetê Para-Choque e Para-Lama” e as dificuldades que passou após a morte de Chacrinha. No relato, a personagem, que hoje vende hot-dog na rua e foge da polícia, conta que passou por necessidades e que chegou a se prostituir para conseguir criar a filha e ter o que comer. Apesar de sincero e comovente, o relato não agradou algumas das verdadeiras ex-chacretes, que nas redes sociais, desabafaram sobre o assunto. 

Comente agora
23
Mai
Governo lança edital de licitação do metrô nesta sexta
Postado por: Laiana Vieira / 14:59h

O governador Jaques Wagner lança nesta sexta-feira (24), no Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho, às 9h, o edital de licitação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O edital contempla a finalização da Linha 1 (trecho Acesso Norte – Pirajá) e apresentação do projeto de extensão até Águas Claras, construção da Linha 2 (Bonocô - Lauro de Freitas) e operação de todo o sistema metroviário. A obra será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimento de mais de R$ 4 bilhões. O evento contará com a presença dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e da Casa Civil, Rui Costa. O edital do Sistema Metroviário esteve disponível para consulta pública e contribuições durante 90 dias. (BN).

Comente agora
23
Mai
Feministas discutem transformação do NEIM em Instituto
Postado por: Samile Damasceno / 14:51h

Uma manhã cheia de emoções e reivindicações. Assim foi a sessão especial em comemoração aos 30 anos do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM, nesta quarta-feira 22, no auditório Juthay Magalhães, na AlBA. Feministas, promotoras, Secretários de Estado, defensoras públicas, alunas e professoras acompanharam um pouco a história de luta para implantação do Núcelo, que já foi órgão suplementar da Universidade Federal da Bahia, mas extinto desde 2009, “o que é um prejuízo para as pesquisas realizadas pela UFBA”, diz Luiza Maia, deputada que propôs a sessão. “A transformação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher em instituto ampliaria a possibilidade de financiamento e de pesquisa, mas infelizmente, ainda enfrenta certas barreiras para avançar nesse ponto. Vou empenhar esforços para que o NEIM volte a ser órgão do colegiado da UFBA. Em 2011 fiz uma indicação ao Ministro da Educação”. 

Comente agora
23
Mai
Com viagem de Dilma à África, Renan Calheiros assume Presidência
Postado por: Samile Damasceno / 14:49h

Terceiro na linha sucessória, o presidente do Senado, Renan Calheiros, assume a Presidência da República, interinamente, na noite desta quinta-feira, quando a presidente Dilma Rousseff embarca para a Etiópia. A presidente participará no país das comemorações dos 50 anos de criação da União Africana. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) já assumiu interinamente a Presidência da República, em maio de 2006, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando também ocupava a presidência do Senado. Renan precisará assumir o cargo porque o vice-presidente, Michel Temer, viajará para o Equador a fim de representar Dilma na posse do presidente reeleito, Rafael Correa. O segundo na linha sucessória, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também estará fora do País, em viagem oficial aos Estados Unidos. Dilma retorna ao Brasil na noite de domingo, 26. (Estadão)

Comente agora
23
Mai
SSA: Médicos do Samu ameaçam ficar parados durante a Copa das Confederações
Postado por: Samile Damasceno / 14:39h

Os médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em greve há mais de uma semana, decidiram adotar a estratégia de encaminhar ao Comitê Gestor da Copa uma carta que informará as suas reivindicações sobre as condições da equipe de atendimento e de negociações com a Prefeitura de Salvador. A categoria, vinculada ao Sindmed, afirma que até agora a administração municipal não apresentou “nenhuma proposta coerente às necessidades dos profissionais”. Em resposta, a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) afirma que propôs dobrar o pagamento da gratificação e pargar o adicional de insalubridade aos profissionais aos profissionais. Segundo o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, além de buscar apoio do comitê, os médicos também lançarão uma carta aberta à população que alertará sobre a continuidade da greve, que já afetaria o atendimento em dias normais e poderia acarretar em incidentes com eventos como a Copa da Confederações, que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho. Entre os pedidos da categoria estão a implantação da isonomia salarial entre todos os vínculos médicos e majorar a gratificação dos estatutários de 50% para 200% sobre o vencimento básico.  (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Mai
OMS aprova plano para redução de doenças oculares
Postado por: Samile Damasceno / 14:33h

A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Fadela Chaib, disse hoje (23) que foi aprovado um plano de ação que visa à redução dos casos de cegueira e de outras deficiências visuais. Segundo ela, se forem aplicadas as recomendações contidas no plano, a redução poderá chegar a 25% dos casos registrados. A meta, segundo a proposta aprovada, é que no período de 2014 a 2019 as doenças oculares sejam reduzidas em um quarto. As últimas estimativas mundiais indicam que 285 milhões de pessoas sofrem de alguma deficiência visual. Desse total, 39 milhões são cegas. Segundo especialistas, 80% dos casos podem ser evitados. Pelos dados dos especialistas, as principais causas das deficiências visuais são erros de refração não corrigidos e a catarata. As deficiências causadas por erros de refração representam 42% dos problemas visuais e a catarata, 33% dos casos. De acordo com a OMS, o plano aprovado servirá para que cada país melhore o acesso das pessoas afetadas aos serviços de reabilitação e tenha programas de controle das doenças oculares como parte dos seus sistemas de saúde. A OMS considera que um avanço no controle dessas doenças pode reduzir os problemas, principalmente entre pessoas com mais de 50 anos. Segundo estimativas, os idosos concentram 84% dos casos até 2019. (EBC)

Comente agora
23
Mai
Mais de 60% dos alunos de escola pública têm computador em casa
Postado por: Samile Damasceno / 14:20h

A maioria dos alunos de escolas públicas do país (62%) tem computador em casa, aponta a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Educação 2012, divulgada hoje (23) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O número é crescente desde 2010, primeiro ano do levantamento, quando o percentual era 54%. No ano passado, essa proporção entre estudantes da rede pública já tinha avançado para 56%. A abordagem reuniu informações de 856 escolas públicas e privadas, selecionadas a partir do Censo Escolar de 2011. Foram entrevistados professores de português e matemática, alunos dos ensinos fundamental e médio, além de coordenadores pedagógicos e diretores. Também houve avanço do acesso à internet pelo celular entre os alunos de escolas municipais e estaduais: crescimento de 14 pontos percentuais na comparação com 2011, alcançando 44% dos entrevistados. No ensino privado, a proporção de estudantes que acessam internet pelo celular é maior, atingindo 54% dos entrevistados.

Em relação aos professores, a pesquisa mostra que a presença do computador e da internet em casa está próxima da universalização. No último levantamento, o percentual já chegava a 96%. A maioria deles tem o computador como suporte para desenvolver habilidades e usa a internet para manter contatos informais com outros educadores. O estudo chama a atenção ainda para a necessidade de ampliar políticas públicas de incorporação das tecnologias digitais no ambiente escolar. A sala de aula, por exemplo, ainda não incorporou plenamente o uso dessas ferramentas, apesar de ter aumentado o uso de computadores entre os professores durante as atividades. A prática de ensinar os alunos a usar o computador e a internet – que é feita de forma esporádica – ainda é a atividade escolar em que mais se aplica essas tecnologias. Do ponto de vista da infraestrutura, as escolas analisadas apresentaram maior presença de computadores portáteis, o que revela uma possibilidade de uso dessas tecnologias para além das tarefas de gestão escolar ou das atividades nos laboratórios de informática. Entre os fatores limitantes para esse uso, no entanto, está a quantidade de equipamentos disponíveis e a velocidade de conexão à rede. (EBC)

Comente agora
23
Mai
Juiz rejeita ação proposta pelo MP contra prefeito interino de Muquém do São Francisco
Postado por: Samile Damasceno / 14:15h

O juiz da comarca de Ibotirama, Antonio Marcos Tomaz Martins, rejeitou a ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual contra o atual prefeito de Muquém de São Francisco, Osmar Gaspar (PT). Em sua decisão, o magistrado argumentou não estar “convencido sobre a existência de ato ímprobo”. O petista assumiu a administração municipal após o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) considerar irregular a candidatura do prefeito eleito em outubro do ano passado, Márcio Mariano (PP). (Bahia Notícias)

Um comentário
23
Mai
Wagner lança 6ª edição da revista Bahia Terra de Todos Nós
Postado por: Samile Damasceno / 14:08h

O governador Jaques Wagner lança, hoje, às 20 horas, no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador, a sexta edição da revista Bahia Terra de Todos Nós. Editada pela Secretaria de Comunicação Social, a revista presta contas à sociedade das ações do Governo, mantendo a linha de transparência da atual gestão do Estado. Com 120 páginas, Bahia Terra de Todos Nós tem uma programação visual moderna e informações sobre as principais ações entre 2007 e 2012, agrupadas por áreas, com ações e programas comuns entre os diversos setores. Na ocasião, também será lançado o livro Baianos, do fotógrafo Manu Dias. 

Comente agora
23
Mai
Goleiro Bruno passa mal com medicamentos em presídio de MG
Postado por: Samile Damasceno / 14:03h

Bruno durante o julgamento da morte Eliza Samúdio (Foto: Renata Caldeira)

O goleiro Bruno tomou dois tranquilizantes sem indicação médica, passou mal e foi levado para a enfermaria do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O incidente aconteceu no domingo (19), mas foi confirmado nesta quinta-feira (23) em nota pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Em março de 2013, o jogador foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado de Eliza Samudio. Ainda segundo o comunicado, Bruno foi atendido e liberado. A unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar como os medicamentos chegaram até o goleiro. A Seds informou que ele passa bem na manhã desta quinta-feira. O G1 entrou em contato com advogado de Bruno, Lúcio Adolfo, mas ele não foi encontrado para comentar o ocorrido. (G!)

Comente agora
23
Mai
Polícia Rodoviária Federal apreende pedras preciosas na BR-116
Postado por: Samile Damasceno / 14:00h

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 400 kg de pedras de cristais de quartzo e diversas pedras preciosas, nesta quarta-feira (22), em um carro na BR-116, no município de Vitória da Conquista. No veículo, a polícia encontrou uma broca grande e um cabo de extensão de 100 metros, comumente utilizados em garimpos. Dentro da mochila do motorista, foram encontradas 30 pequenas pedras de esmeraldas e quatro pedras de cristais de quartzo com cabelo. De acordo com a PRF, o suspeito informou que trabalhava com lapidação de pedras e que as esmeraldas eram propriedade de outra pessoa. Ele apresentou um recibo de entrega da mercadoria em consignação, mas conseguiu comprovar a origem e a legalidade dos produtos. Segundo o depoimento, as pedras foram compradas em Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e seriam revendidas na Chapada Diamantina. O homem, de 41 anos, foi encaminhado para a Polícia Judiciária da cidade para investigação. (BN)

Comente agora
23
Mai
Secretária de ação social anuncia 'Programa do Leite' em Stº. Antº. de Jesus
Postado por: Laiana Vieira / 13:55h

A secretária de Ação Social de Santo Antônio de Jesus, Kátia Santos Araújo, cedeu uma entrevista à Recôncavo FM para fazer um breve balanço dos 120 dias de governo Humberto Leite. Primeiramente ela comenta sobre o aniversário da cidade e fala que o trabalho está bem adiantado para fazer um desfile de resgate à história do município. Com relação ao boato de que teria saído um abono do Bolsa Família, Kátia esclarece que o que houve foi uma antecipação de um pagamento que sairia na segunda feira (20) e foi adiantado para a sexta feira (17). “Houve também a antecipação da parcela do dia 24 e 29, mas nada além disso. Peço que a população se tranquilize, pois não houve nenhum abono, se houver nós avisaremos”, coloca. A secretária relata que na próxima sexta (24) acontecerão as primeiras aulas do PETI após a reformulação do programa. “Agora é Serviço de Convivência Social, mas aos poucos vamos inserindo essa nova nomenclatura, pois como o rótulo antigo já está bem internalizado pelas pessoas, pode causar algum impacto”, considera. Ela diz ainda que será apresentada a nova proposta pedagógica e haverá a inauguração dos 7 pontos do PETI, “teremos parques, brincadeiras, será um dia bastante recreativo”.

Para finalizar, Kátia explica que anunciará o ‘Programa do Leite’, o qual é uma parceria da ação social com a educação. O programa já foi alcançada a adesão e só resta apresentar a quantidade de crianças que receberão um litro de leite por dia. O projeto beneficiará crianças das creches da Professora Marivalda Uretra.

Marivalda Uretra sobre desfile do dia 29

Aproveitando a oportunidade e voltando ao desfile do dia 29, a professora Marivalda Uretra, secretária de educação do município, diz que no desfile terá o tema ‘A Educação na História’. “Partindo do pressuposto que a história se constrói a todo o momento é que surge a ideia de apresentar à comunidade santoantoniense a evolução da nossa história educacional. Tema escolhido democraticamente para o dia em que a cidade completa 133 anos”, coloca. Ela finaliza afirmando que o dia contará com a participação de uma banda de Cruz das Almas, além das bandas dos colégios municipais Tiro de Guerra e Hercília Tinôco. Sobre o transporte ela complementa afirmando que além de ônibus haverá  também microônibus circulando em algumas localidades.

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira.

Comente agora
23
Mai
Evangélicos defendem gays e direitos iguais
Postado por: Samile Damasceno / 13:50h

Eles são evangélicos, frequentam os cultos, leem a Bíblia e lutam para defender suas opiniões pessoais – mesmo que elas distoem do que pensa a maioria de seus irmãos em fé. Patrick, Morgana e Elias são considerados evangélicos progressistas, que se declaram contra a violência aos homossexuais, pregam a igualdade de direitos entre homens e mulheres e adotam uma postura mais questionadora sobre temas polêmicos, não sem enfrentar preconceitos dentro e fora do grupo ao qual pertencem. “Infelizmente, a sociedade vê o evangélico como conservador, limitado intelectualmente e manipulável. Mas esta não é uma imagem totalmente verdadeira”, afirma o comentarista esportivo Elias Aredes Junior, evangélico praticante. A comunidade evangélica no Brasil conta com mais de 42 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE. O crescimento do número de fiéis é expressivo – eram 15,4% da população no ano 2000 e chegaram a 22,2%, em 2010. Embora estejam todos “enquadrados” no mesmo grupo, há denominações bastante distintas. Os ensinamentos são diferentes em uma igreja da corrente histórica, como a Batista ou a Metodista, em comparação a uma pentecostal, à qual pertence a Assembleia de Deus, por exemplo, ou a uma neopentecostal, como a Igreja Universal do Reino de Deus. Com doutrinas tão diferentes, alguns evangélicos buscam comunidades mais abertas a questionamentos e também participam de movimentos progressistas, para defender interpretações e pontos de vista nem sempre aceitos nos cultos. Conheça a história de três jovens cristãos que se incluem neste grupo.

Comente agora
23
Mai
João Gualberto critica aborto de CPI do Futebol
Postado por: Samile Damasceno / 13:38h

João Gualberto ladeado pelos deputados Augusto Castro (E) e Adolfo Viana

A decisão de oito deputados aliados do governo estadual de retirarem suas assinaturas do requerimento da CPI do futebol já sinaliza os limites impostos ao movimento de “salvar o Bahia” e a contraditória posição do governo e sua base aliada, afirmou hoje o ex-prefeito de Mata de São João e pré-candidato do PSDB a governador, João Gualberto. “Há uma semana, o grupo governista fez discursos inflamados em defesa da revitalização do Clube e agora se mobiliza contra a instauração da CPI do Futebol, o que seria um importante instrumento para traçar um diagnóstico dos clubes baianos. Não dá para definir alternativas à crise sem saber, precisamente, qual é o problema e a dimensão dela”, defende João Gualberto. Ele ainda acrescenta que para salvar o futebol da Bahia é preciso saber qual é a sua real situação: como andam as suas finanças, a relação com os patrocinadores, a atuação da Sudesb. “Caso contrário, o movimento de salvar o Bahia não passará de uma ação superficial e limitada”, declarou. (Política Livre)

Comente agora
23
Mai
Iniciada a requalificação asfáltica de Santo Antônio de Jesus, veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:38h

O Prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite, acompanhado do Vice Faustino Cunha e do Deputado Estadual Rogério Andrade, deu início na noite desta quarta-feira, (22), a requalificação asfáltica deste Município, obra que irá beneficiar diversas ruas e avenidas. A requalificação asfáltica começou pela Rua da Linha e segundo informações de Ricarte Pinheiro, Chefe de Residência do DERBA, vai abranger também a Avenida Luiz Argolo, Praça Padre Mateus, Avenida Roberto Santos, Rua Landulfo Alves, Rua dos Correios, Rua Gorgônio José de Araújo, 15 de Novembro, 4 Esquinas e Cata-vento. “ É uma conquista do Prefeito Humberto Leite, com o apoio do Deputado Estadual, Rogério Andrade, do Deputado Federal Félix Mendonça Júnior e do Vice-Governador da Bahia, Otto Alencar e com a parceria do DERBA, que foi muito importante para a execução dessa obra”, pontuou o Prefeito. Estiveram presentes no evento, Secretários e Vereadores Municipais, empresários e a população em geral. (Comunicação-PMSAJ)

Confira as Fotos:

Um comentário
23
Mai
Precisei aprender...
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:35h
(*) Colunista Edileide Castro
Escrevendo o livro: Feliz Novo Dia, me dei conta de algumas lições que aprendi com uma senhora, bem senhora, que por muitas vezes me acompanhou em crises existenciais, em situações onde a saída parecia difícil. Poxa! Você também tem crises existenciais? Perguntariam alguns. Sim! Quem não as tem? Estamos vivos, vivenciamos processos de mudanças e consequentemente entramos em crise. A crise, na realidade, antecede a mudança. Para que eu possa dar um passo, preciso abrir mão do lugar onde estou, isto gera insegurança sobre o que virá, sobre o que fazer com o que passou. Outra situação de crise é quando acontece algo em sua vida, que está relacionado a outras pessoas e você não aceita a mudança. Lidar com o tempo, a mudança do corpo, a idade que chega exige de nós equilíbrio, pois ai também há crise.
Dentre algumas lições em meio a crises escolhi três, para compartilhar:
1 - Deixe no passado tudo o que te arrasta pra lá – a vida se vive no presente, a “grande sacada” é deixar o passado onde de fato ele deveria estar: no passado. Foi, não há como mudar, não há como fazer diferente, mas há como deixá-lo no seu devido lugar, perdoando a quem deva, aprendendo as lições positivas ou negativas, jogando no lixo as culpas e refazendo sua mente com novas histórias vividas no presente. Não me refiro a deixar pessoas no passado, mas buscar no hoje, com estas pessoas que permanecem na vida, uma nova relação, menos doentia, mais consciente, mais plena. A nossa mente é atemporal, um pensamento pode parecer tão real quanto algo palpável. Por isso, vamos nos valer de novas histórias, de ressignificação das que já foram, onde vale hoje, a pessoa melhor que você tem se tornado. 
  1. Colunista Edileide Castro
    1. Pedagoga, Psicanalista Clínica, Escritora, Consultora e Palestrante.
  2. edileidecastro@hotmail.com
  3. www.edileidecastro.com
Comente agora
23
Mai
Empresário é preso por agredir e ameaçar ex-mulher em Vitória da Conquista
Postado por: Samile Damasceno / 13:28h

Um empresário foi preso acusado de agredir e ameaçar a ex-companheira em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. Proprietário de uma fábrica de gesso para decoração, Carlos André de Oliveira Souza, 35 anos, ele estava em sua residência, no bairro Candeias, quando uma equipe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) chegou ao local, na quarta-feira (22), para cumprir um mandado de prisão preventiva. A delegada Rosilene Moreira, titular da DEAM/Conquista, informou que o casal teve um relacionamento de 12 anos e estava separado desde 2011.  Inconformado com o fim da relação, o empresário enviou, durante o período em que estiveram afastados, dezenas de mensagens, por celular, ameaçando a ex-companheira de morte.  Carlos André também descumpriu medida protetiva da 3ª Vara Criminal de Vitória da Conquista, obrigando-o a se manter afastado da ex-mulher e dos dois filhos do casal, de dois e nove anos de idade, segundo a polícia. O empresário já responde a cinco inquéritos por agressão a ex-mulher. De acordo com a titular da DEAM, ele não atendeu a nenhuma das convocações para comparecer à unidade policial para prestar esclarecimentos sobre as agressões. Carlos foi encaminhado ao Presídio Nilton Gonçalves, em Conquista, onde permanecerá custodiado, à disposição da Justiça. (Correio)

Comente agora
23
Mai
Colaboradores do HRSAJ elegem membros da CIPA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:21h

Colaboradores do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus realizaram pleito para eleger a nova Gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA 2013 – 2014,  conforme determinação da norma regulamentadora NR05. A CIPA é uma comissão interna de prevenção de acidentes do trabalho cujo objetivo é intensificar junto com a Segurança do Trabalho a salubridade de todos os setores da Instituição. Essa comissão é composta de representantes do empregador (por indicação) e dos empregados (através de eleição). 

Funcionários participaram ativamente da eleição e ao final chegou-se ao seguinte resultado:

Comente agora
23
Mai
Estudante é assassinado a tiros enquanto pilotava moto em Conquista
Postado por: Samile Damasceno / 13:17h
Jean Carlo Rocha, de 23 anos, foi assassinado no início da noite desta quarta-feira (22). A vítima foi baleada e morta, por volta das 18h30  na Avenida Rondônia, bairro Ibirapuera. Testemunhas disseram que o jovem passava em sua motocicleta, modelo Honda Broz, quando foi avistado por dois adolescentes que atiraram e fugiram. Jean foi alvejado com um tiro na cabeça e caiu com a motocicleta no chão. O Samu foi chamado, mas o jovem já estava morto. Populares disseram que os menores andavam normalmente na rua e pareciam estar aguardando alguém. Jean passava todos os dias por ali em direção ao IFBA, instituição onde estudava a noite. Ele trabalhava numa empresa de instalação de equipamentos de monitoramento e segurança e tinha comprado a motocicleta há poucos dias, porém a polícia não acredita numa possível tentativa de assalto. Jean era o filho mais velho da prestadora de serviços da UESB, Vanice Rocha, uma senhora exemplar e de muito carisma, que também trabalhou por muitos anos como tesoureira do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A Vanice, ao seu esposo Carlos e a sua filha Jamile os nossos mais profundos sentimentos. (Aratu)
Comente agora
23
Mai
Zezé Di Camargo está namorando Zilu, sua ex-esposa
Postado por: Samile Damasceno / 13:16h

Apesar de terem anunciado que estavam separados, Zezé Di Camargo e Zilu parecem ter voltado a formar um casal. A socialite, que vive nos Estados Unidos desde antes do fim da relação, está passando uma temporada na casa do ex em Alphaville, São Paulo. O clima entre os dois é de puro romance e o casal já voltou a fazer programas em família, de acordo com o blog da jornalista Fabíola Reipert. Apesar da reconciliação, as informações são de que eles estão apenas namorando, sem previsão para algo mais sério. Vale lembrar que, desde que se separou da esposa, o cantor mantinha um relacionamento com Graciele LacerdaAlém disso, boatos deram conta recentemente de que o sertanejo não havia assinado os documentos do divórcio por medo de dividir os bens com Zilu. (Msn)

Comente agora
23
Mai
Comitê do Congresso barra visto permanente a brasileiros nos EUA
Postado por: Samile Damasceno / 13:02h

Uma comissão da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou o projeto de lei do democrata Tom Ryan que pretende restringir vistos permanentes a brasileiros cancelando fundos ao Serviço de Imigração e Cidadania, que faz a emissão. A proposta, que ainda será votada em plenário, não afeta os vistos temporários, como os de turismo e os de trabalho. Segundo nota divulgada pela comissão na quarta, o projeto é uma forma de protesto para a extradição de uma brasileira, que matou o marido, um soldado norte-americano, e depois fugiu para o Brasil. Hoje, ela vive no país, que, segundo Ryan, não aceitou pedido dos EUA para que a extraditassem para responder a processo criminal. Cláudia Hoerig é acusada de matar o seu marido, Karl Hoerig, oficial da reserva das Forças Armadas dos EUA que participou de 200 operações no Iraque e no Afeganistão. Segundo a acusação, Cláudia teria alvejado o marido no dia 15 de março de 2007 dentro de casa, na pequena vila de Newton Falls, no condado de Trumbull, em Ohio.

Comente agora
23
Mai
Após discussão, Marcell agride presidente do PV com tablet; ambos podem ser expulsos
Postado por: Laiana Vieira / 12:54h

A reunião do Partido Verde em Salvador, na noite desta quarta-feira (22), na sede da agremiação, no bairro do Rio Vermelho, foi encerrada após um grave desentendimento entre o vereador Marcell Moraes e o presidente municipal da legenda Luiz Araújo, seu rival interno. Após ser criticado pelo dirigente sobre o projeto que prevê a proibição de sacrifício de animais em cultos religiosos, o edil se irritou e passou a questionar o pleito que elegeu o oponente como comandante da sigla. Houve troca de ofensas e, alterado, Marcell arremessou o tablet que segurava e outros objetos contra Araújo, que foi atingido. O chefe pevista na capital precisou ir para o hospital, mas não foram constatados ferimentos com gravidade. A ocorrência foi registrada em delegacia depois de o presidente realizar exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) Nina Rodrigues. O membro da executiva estadual e advogado do PV, Fabrício Bastos, lamentou o episódio e informou ao Bahia Notícias que foi aberta uma apuração disciplinar e formada uma comissão de ética para analisar o fato. "Infelizmente teve essa problemática. O negócio não foi bonito, não. Extrapolou todos os limites.

O processo pode culminar até na expulsão dos dois. Já temos elementos suficientes e vamos buscar uma solução o mais rápido possível", alertou o causídico. O prefeito de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano, Alan Lacerda, que presidia a sessão, justificou a confusão como fruto do "ambiente partidário", que seria "propício a discussão e pontos de vista divergentes". "Esse é um assunto que a executiva estadual vai tratar internamente.

Comente agora
23
Mai
Maurício Kertzman é empossado juiz titular do TRE-BA
Postado por: Laiana Vieira / 12:48h

Na próxima terça-feira (28), às 17h, o advogado Maurício Kertzman Szporer será reconduzido ao cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). "Pretendo contribuir com uma prestação jurisdicional cada vez mais eficaz e eficiente, pela moralização e legitimação do sistema representativo", declarou. Durante a solenidade de posse, o advogado será agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma, em reconhecimento pelos serviços prestados ao Judiciário. Essa é a segunda vez que o advogado ocupa o posto reservado aos advogados no TRE. O mandato irá até 2015. Kertzman disputa ainda a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). (Metrô1).

Comente agora
23
Mai
Depois de Lula e Haddad, Aécio Neves irá ao Programa do Ratinho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:48h

O senador Aécio Neves (MG), principal nome do PSDB para enfrentar Dilma Rousseff nas eleições de 2014, deve repetir a estratégia do atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e participar Programa do Ratinho, do SBT, na noite desta quinta-feira (23). A aparição coincide com o momento de maior exposição do tucano, que busca construir uma imagem que o aproxime das classes C e D. Em maio de 2012, o ex-presidente Lula usou o palco do programa para apresentar ao público seu afilhado Fernando Haddad (PT), então pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. "Temos de nos preocupar com todos os setores do eleitorado, mas, como temos tido dificuldade em atrair votos das classes C, D e E, é importante focar nessa parcela", argumentou o deputado estadual Pedro Tobias (SP), ex-presidente do PSDB paulista e um dos principais responsáveis pela pré-candidatura de Aécio. No entanto, a assessoria do senador nega que a ida ao programa seja parte da estratégia de popularizar sua. "Sempre nos criticaram dizendo que somos ligados à elite. É um programa popular," contradisse Tobias. Informações do UOL.

Comente agora
23
Mai
Ex-prefeito de São Francisco do Conde fica inelegível por oito anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:47h

A Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde reprovou nesta terça-feira (21) as contas do ex-prefeito do município, Antônio Carlos Calmon, referentes ao exercício de 2008. Dos 13 vereadores que compõem o legislativo municipal, 11 votaram pela reprovação. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) identificou a ausência de licitação em casos exigidos por lei, como a contratação de atrações artísticas, serviços de infraestrutura, eventos, engenharia, limpeza urbana e locação de veículos; reincidência no pagamento de juros e multas por atraso na quitação de débitos; saída de recursos do Fundeb sem documento de despesa correspondente; falta de pagamentos de INSS dos servidores e abertura de créditos suplementares. Segundo o parecer do TCM, acompanhado pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara, “esta reincidente prática irregular configura ofensa às normas de finanças e contabilidade pública”. Com a rejeição das contas, Antônio Calmon fica inelegível por oito anos. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Mai
Japonês de 80 anos atinge o topo do Everest
Postado por: Laiana Vieira / 12:39h

Um japonês de 80 anos que no início deste ano passou pela quarta cirurgia cardíaca se tornou a pessoa mais velha a conquistar o monte Everest nesta quinta-feira, um feito que ele chamou de “o melhor sentimento do mundo”. Yuichiro Miura, um esquiador que já havia chegado ao cume da montanha de 8.850 metros quando tinha 70 anos novamente 5 anos mais tarde, chegou ao local às 9h05 (horário local), segundo um funcionário da agência de alpinismo nepalesa e a equipe de apoio de Miura, baseada em Tóquio. O momento foi captado pela agência em vídeo da notícias japonesa Kyodo, que tinha uma equipe a 5.500 metros de altitude, numa outra montanha. “Nós chegamos ao cume”, declarou Miura em transmissão de rádio para a Kyodo, do ponto mais alto do mundo. “80 anos e sete meses...a mais incrível equipe de alpinismo do mundo me ajudou a chegar aqui.” Miura e seu filho Gota fizeram uma ligação telefônica do cume, o que fez sua filha Emili dar um grande sorriso e bater palmas, como mostrou imagens feitas pela emissora de televisão pública NHK. “Eu consegui!”, disse Miura ao telefone. “Eu nunca imaginei que pudesse chegar ao topo do Everest aos 80 anos. É o melhor sentimento do mundo, embora eu esteja completamente exausto. Mesmo aos 80, eu posso fazer isso.” O funcionário da autoridade de alpinismo do Nepal, Gyanendra Shrestha, confirmou que Miura chegou ao cume da montanha e é a pessoa mais velha a conseguir tal feito. Min Bahadur Sherchan, que hoje tem 81 anos, era o detentor do recorde, alcançado quando ele tinha 76 anos. Ele se prepara para escalar o pico na próxima semana, embora tenha tido problemas digestivos alguns dias atrás. Na quarta-feira, Sherchan disse por telefone, do acampamento base, que está em bom estado de saúde e “pronto para o desafio”. Miura conquistou a montanha embora tenha passado por uma cirurgia cardíaca em janeiro para corrigir uma arritmia. Foi sua quarta operação no coração desde 2007, segundo informou sua filha. Ele também quebrou a pélvis e o osso da coxa esquerda num acidente de esqui em 2009. (Correio).

Comente agora
23
Mai
Estudo avança rumo à vacina universal contra a gripe
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:39h

Pesquisadores dos Estados Unidos conseguiram dar um passo importante para desenvolver uma vacina contra a gripe que possa valer por um período mais longo e proteger contra as diferentes versões dos vírus. A cada ano, diante da rápida mutação do H1N1 - responsável pela versão mais grave da influenza -, laboratórios precisam produzir novas vacinas para tentar frear as epidemias, como a que atinge São Paulo desde abril e já matou 30 pessoas no ano na capital e pelo menos 55 no Estado. No trabalho publicado na edição desta quinta-feira (23), da revista científica Nature, cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas desenvolveram uma vacina que, em testes feitos com animais, teve um desempenho superior às equivalentes do mercado. O grupo, liderado pelo pesquisador Gary Nabel, fundiu uma proteína viral imunogênica com uma proteína que armazena ferro para criar uma nanopartícula. Aplicada em furões, a substância foi capaz de neutralizar diversas cepas de influenza. Ao contrário das vacinais atuais, que atacam a variante do vírus que estiver circulando no momento, o modelo criado pelos pesquisadores trabalha estimulando a produção de anticorpos neutralizantes que se ligam a partes dos vírus que são comuns a diferentes cepas. Pode ser o caminho para a tão desejada vacina universal contra a gripe. (Folha)

Comente agora
23
Mai
Namorada de Cristiano Ronaldo usa decote ousado em Cannes
Postado por: Laiana Vieira / 12:36h

Foto: Getty Images

Namorada do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, Irina Shayk atraiu os holofotes no tapete vermelho da 66ª edição do Festival de Cinema de Cannes, na França, nessa quarta-feira (22). A modelo russa, que chegou à première do filme All Is Lost sozinha, chamou atenção com um vestido ousado. Irina optou por um look sensual para o evento e exibiu seu corpão durante a sessão de fotos. A modelo namora o atacante do Real Madrid desde abril de 2010. Recentemente, o casal se viu envolvido em uma polêmica com a brasileira Andressa Urach. Em entrevista ao jornal inglês The Sun, a vice-Miss Bumbum afirmou ter passado uma noite com Cristiano Ronaldo. Na matéria, a loira afirmou que ele resolveu se encontrar com Andressa após uma série de mensagens picantes, em que dizia ter sonhado com ela e a chamava de "cavalinho". O jogador teria conseguido o telefone da brasileira por meio de um amigo em comum. No entanto, em uma mensagem postada no Facebook, o atleta português negou o affair com Andressa.

Comente agora
23
Mai
Ex-jogador do Vitória é preso acusado de dever mais de R$ 15 mil
Postado por: Laiana Vieira / 12:31h

O ex-jogador do Vitória, Vanderson, foi preso na última quarta-feira (22), na cidade de Castanhal, a 75 quilômetros de Belém (PA). Atualmente atuando pelo Paysandu, o volante foi surpreendido ao chegar no apartamento onde mora, e foi levado para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST). O atleta de 33 anos é acusado de não pagar mais de R$ 15 mil de pensão alimentícia e segue detido. A assessoria de comunicação do Paysandu informou que a direção doc lube está ciente do caso e já acionou o departamento jurídico do clube para prestar serviços e dar apoio aos atletas. Vanderson estava relacionado para atuar na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro, quando o Papão enfrentará o ASA, em Paragominas. A partida acontece nesta sexta-feira (24). Por conta do ocorrido, o ex-jogador do Vitória não deve poder atuar na partida. O volante foi ídolo no Vitória entre 2006 e 2010. O atleta era carinhosamente apelidado por Pitbull pelos rubro-negros e marcou história no clube baiano. (Correio).

Comente agora
23
Mai
Concurso para analista do INSS terá 500 vagas e salários de R$ 6.813
Postado por: Laiana Vieira / 12:28h

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve divulgar em junho, o edital do seu concurso público com 500 vagas para o cargo de analista e salários de R$6.813,25, incluindo os R$373 de auxílio-alimentação. De acordo com o Folha Dirigida, o documento estava previsto para ser publicado em maio, mas acabou ficando para o próximo mês por conta de um atraso na sua finalização. A organizadora do certame também deve ser definida nos próximos dias. O cargo de analista do seguro social requer o nível superior, mas o INSS informou que só indicará as especialidades exigidas no edital do concurso. Os locais de distribuição das vagas também só deverão ser revelados no documento. (Correio).

Comente agora
23
Mai
Porto Seguro: APLB faz protesto por julgamento de morte de professores
Postado por: Laiana Vieira / 12:16h

A Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB) de Porto Seguro, no sul do estado, está fazendo uma manifestação na manhã desta quinta-feira (23) em frente a sede do Tribunal de Justiça (TJ – BA), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Segundo o sindicato, cerca de 150 pessoas estão no local desde às 9h. Elas pedem pressa no julgamento do caso do assassinato de dois professores de Porto Seguro, em 2009. Segundo Euvadelis Pereira, presidente da Delegacia Sindical da Costa do Descobrimento, os suspeitos do crime têm entrado com recursos, por isso ainda não foram julgados. Os manifestantes vão continuar em frente ao TJ até que sejam recebidos para tratar do assunto, informou Euvadelis ao G1. Participam do protesto diversos representantes da APLB do extremo sul e norte da Bahia, além de trabalhadores em Educação de Salvador. De acordo com o presidente da Delegacia Sindical, às 15h desta quinta-feira (23) eles devem seguir para a Praça da Piedade para continuar a manifestação e onde têm um encontro marcado com o Presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz. Procurada pelo G1, a Assessoria de Comunicação do TJ-BA disse que não vai se pronunciar sobre o caso. 

Comente agora
23
Mai
Usar celular ou tablet à noite pode prejudicar o sono
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:05h

Más notícias para os fãs de Angry Birds, Candy Crush Saga, viciados em Facebook e outras formas de entretenimento digital. Passar muito tempo olhando para a tela de seu smartphone ou tablet durante a noite pode prejudicar o sono e, consequentemente, a sua saúde. O alerta é do especialista Charles Czeisler, da Faculdade de Medicina de Harvard, em um artigo publicado na edição desta quinta-feira, 23, da revista inglesa Nature. O tipo de luz emitida por esses dispositivos, segundo Czeisler, é especialmente prejudicial à indução natural do sono, associada aos chamados ciclos circadianos. E em um mundo em que as pessoas já dormem tradicionalmente pouco, e mal, isso pode ser um problema sério para a saúde. Várias pesquisas publicadas nos últimos anos revelam uma forte ligação entre privação de sono e a ocorrência de doenças como obesidade, diabete, problemas cardiovasculares, enfraquecimento do sistema imunológico e até câncer.

"O sono é essencial para a nossa saúde física e mental. Por isso, é vital que aprendamos mais sobre o impacto do consumo de luz e outras formas pelas quais nosso ‘modo de vida 24 horas’ afeta o sono, os ritmos circadianos e a saúde", afirma Czeisler. Exposição à luz - O "relógio biológico" do organismo é naturalmente controlado pela exposição à luz. Quando a única fonte de luz era o Sol, esse controle era simples: ou era dia ou era noite. Desde que a luz elétrica foi inventada, porém, criou-se uma área cinzenta - ou de penumbra - cada vez maior entre esses dois períodos, que desregula toda a fisiologia do organismo associada aos estados de alerta e sono.

Comente agora
23
Mai
SSA: Postos de combustíveis e restaurantes dão desconto de até 50% no sábado
Postado por: Laiana Vieira / 12:04h

Em comemoração ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e Liberdade de Impostos comerciantes vão dar descontos de até 50% aos clientes. A ação acontece no próximo sábado (25) em Salvador num protesto contra a alta carga tributária vigente no País. A iniciativa ocorrerá em 20 estados do país. Na rede Burger King, os consumidores terão 30% de desconto em um dos combos promocionais. No posto da Petrobahia, localizado na BR-324, 3 mil litros de gasolina serão vendidos com desconto. No restaurante Mariposa, as robatas terão 32% de desconto nas unidades Itaigara e Jardim Apipema até às 20 horas no sábado. Já o restaurante Abuela Goye irá comercializar alfajores com redução de 30% no preço total. A ação é promovida pela Associação de Jovens Empreendedores da Bahia . (Metrô1).

Comente agora
23
Mai
CBF confirma partida entre Vitória e Vasco no Barradão
Postado por: Laiana Vieira / 11:56h
Depois de alguns dias de negociações, a diretoria do Vitória teve a confirmação que desejava do Comitê Organizador Local (COL) da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014: a equipe baiana vai encarar o Vasco da Gama, dia 1º, no Barradão, e não mais no estádio Joia da Princesa. O confronto, que estava marcado para Feira de Santana, já que a Toca do Leão estará disponível para as seleções estrangeiras no mês de junho para a Copa das Confederações, será na casa rubro-negra, de acordo com a própria tabela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Contudo, o jogo com o Atlético-PR, marcado para o dia 9 de junho, segundo a CBF, está confirmado para o Joia da Princesa. A estreia rubro-negra na elite do futebol nacional será neste sábado, dia 25, contra o Internacional, às 18h30, na Arena Fonte Nova. (BN).
Comente agora
23
Mai
Vigilância Epidemiológica lança concurso " Curtas da Paz" em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:51h

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus, lançou o concurso de filmes curta metragem “ Curtas da Paz”, que faz parte de um projeto de promoção da cultura de paz , com verba obtida através de edital do Ministério da Saúde. Segundo Ricardo Mendes, Diretor de Vigilância e Saúde, o projeto denominado “Curtas da Paz a Arte Salvando Vidas” tem por objetivo utilizar de recursos didáticos áudios visuais para reduzir os índices específicos de violência, e para aproximar as pessoas deste tema, foi criado o concurso para selecionar filmes que serão exibidos posteriormente para plateias que estão expostas às violências temas do concurso.

Os três temas são: Violência intra e peri escolar, Violência em ambientes de diversão noturna e Violência no trânsito específica para motocicletas e bicicletas. Assim o concurso visa selecionar os dois melhores filmes de cada categoria, premiar os autores e utilizar estes curtas metragens como material para sensibilizar os públicos que possam estar nestes ambientes sujeitos a praticar ou serem vítimas destes tipos de violência. O prazo para envio dos filmes vai de 22 de maio a 23 de agosto de 2013, os materiais só podem ser enviados pelo correio juntamente com os documentos preenchidos de acordo com o edital já publicado no diário oficial do município. Não podem concorrer pessoas que tenham qualquer vínculo com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e a data de premiação será divulgada após o encerramento do prazo de envio. (Comunicação-PMSAJ)

Comente agora
23
Mai
Faculdade em Conquista diploma a 1ª baiana com Down
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:49h

Na pré-adolescência, Amanda Amaral Lopes tinha como um dos ídolos o jornalista  William Bonner. Foi também nessa época que ela descobriu  a paixão pelo texto escrito, e a poesia virou uma das  formas de  comunicação dela com o mundo. Apesar  da ideia inicial de ser jornalista, "quis o destino", como ela própria costuma dizer, que a biologia entrasse em sua vida. Aos poucos, ela entende que  as coisas não acontecem tão ao acaso assim. Portadora da síndrome de Down, Amanda será a primeira pessoa que possui o distúrbio genético a concluir um curso de nível superior na Bahia.

Moradora de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), no sudoeste baiano, a jovem de 24 anos recebe, na noite desta quinta-feira, 23, o diploma de licenciatura em ciências biológicas, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), ao lado de mais 15 estudantes. Na plateia, estarão, orgulhosas, a irmã mais velha, Ana Clara, e a mãe, Alba Regina, sua grande incentivadora.  "Sem minha mãe, eu não seria nada. Não teria chegado aonde cheguei", ressalta Amanda, que perdeu o pai há cinco meses. "Meu pai foi uma pessoa muito importante na minha vida e fará falta, ainda mais em um dia especial como esse", emociona-se.

Comente agora
23
Mai
Lula diz que boato sobre Bolsa Família foi criado por pessoas 'do mal'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:46h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou, na tarde desta quarta-feira, os boatos envolvendo o Bolsa Família. Na chegada a um evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Lula atribuiu a ação a pessoas “do mal”, mas recusou-se a dar conotação política à ação. — É um boato. O Brasil tem milhões de pessoas boas, decentes, honestas e tem gente que veio ao mundo para fazer o mal. De qualquer forma, acho que o Bolsa Família é uma coisa tão consolidada no imaginário do povo que não vai ser um boato que vai atrapalhar — disse Lula.

Comente agora
23
Mai
PRF apreende pedras preciosas em Vitória da Conquista
Postado por: Laiana Vieira / 11:45h

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite desta quarta-feira (22), cerca de 400 kg de pedras de cristais de quartzo e diversas pedras preciosas em um veículo Gol na BR-116, no município de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. As gemas foram encontradas dentro da mochila do condutor do veículo, de 41 anos, onde foram encontradas 30 pequenas pedras de esmeraldas de cor verde e quatro pedras de cristais de quartzo com cabelo. No veículo, a polícia também encontrou uma broca grande, um cabo de extensão de 100 metros, comumente utilizados em garimpos. O motorista informou à PRF que trabalhava com lapidação de pedras e que as esmeraldas eram propriedade de outra pessoa. Ele apresentou um recibo de entrega da mercadoria em consignação, mas não possuía nenhuma documentação que comprovasse a origem e legalidade dos produtos. Segundo o condutor, as pedras foram compradas em Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e seriam revendidas na Chapada Diamantina. Ele foi encaminhado para a Polícia Judiciária da cidade para investigação. (Correio).

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com