As comentadas


Bom dia , Segunda-feira, 27/06/2016








Enquete



Reflita

Blog

28
Jan
Google é acusado de fraude fiscal
Postado por: Débora Ayane / 15:24h

O motor de busca norte-americano Google deve 200 milhões de euros de impostos sobre direitos de autor e de impostos sobre lucros de 100 milhões de euros não declarados, segundo uma fonte oficial, perfazendo um total de cerca de 227.5 milhões de euros de impostos devidos e não pagos. A taxa do imposto sobre os lucros das empresas é de 27,5% em Itália. "O Google respeita as leis em matéria fiscal em cada país onde opera.

Comente agora
28
Jan
Andressa Suita, de top e shortinho, mostra que é boa de pesca
Postado por: Débora Ayane / 15:22h

Andressa Suita mostrou que também é boa de pesca. Na tarde desta quinta-feira, 28, a modelo mostrou uma imagem em seu Instagram em que aparece pescando em um barco ao lado do marido, Gusttavo Lima. "Pescando o jantar do marido!! #aquipescademais", escreveu ela, que mostrou o corpão ao posar de top e shortinho.

Comente agora
28
Jan
Proibição de lista suja e falta de recursos são problemas no combate ao trabalho escravo
Postado por: Débora Ayane / 15:13h

Em 2004, no dia 28 de janeiro, durante uma força-tarefa para resgatar trabalhadores que estavam em situação de trabalho escravo, em uma fazenda em Unaí, em Minas Gerais, auditores fiscais do Trabalho foram mortos. A data foi transformada e um dia de combate ao trabalho escravo no Brasil. Na Bahia, o combate ao trabalho escravo tem se intensificado através de uma comissão formada por diversas entidades.

Comente agora
28
Jan
Para Solla, melhor seria manter a UPA em S. A. de Jesus em funcionamento do que criar uma Policlínica Regional
Postado por: Anacley Souza / 15:07h

O ex-secretário de saúde do estado e deputado Jorge Solla concedeu entrevista a Andaiá FM na amanhã desta quinta-feira (28) e falou a respeito da relação de seus trabalhos na cidade de Santo Antônio de Jesus. Defensor da saúde pública e do bem estar social, Solla tem deixado o governo descontente em relação as suas críticas sobre a gestão atual no estado. Um artigo do deputado editado pelo Jornal A tarde desta quinta-feira (27) Solla afirmou que falta veracidade na transparência da ações do governo. Segundo o entrevistado, há atrasos de salários e de repasse nos investimentos, citando a parceria do estado com o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, “o governo está faltoso nos pagamentos ao Instituto Fernando Filgeuiras, que administra o Hospital em mais de 4 meses”, afirmou.

Em relação a construção da Policlínica Regional no município, Solla disse que o consórcio é um instrumento muito importante tanto para saúde como também para fortalecer outras ações, no entanto, o ex-secretário acredita que seria mais importante em reforçar a oferta que já existe hoje, que seria a abertura e funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do que construir um prédio novo. O deputado não se pôs conta a criação das Policlínicas, no entanto questionou as prioridades que o estado está dando a saúde pública “o que é prioridade hoje, colocar UPA para funcionar ou abrir mais um ambulatório? É colocar em dia o pagamento do HRSAJ para que não venha prejudicar o atendimento a fazer investimento na construção de um novo prédio”, colocou. Segundo o entrevistado o orçamento para a construção de mais uma Unidade de Saúde é o mesmo que colocar a UPA em funcionamento com recursos de mais de um ano, “se existe dinheiro para construir novas Unidades de Saúde, há para manter as UPS em funcionamento.

Comente agora
28
Jan
Conselhão não substitui Congresso, diz Wagner
Postado por: Débora Ayane / 14:53h

O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou nesta quinta-feira, 28, que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, não tem o objetivo de substituir o Congresso Nacional, "aquele que tem legitimidade e legalidade" de ser fiscal do governo, mas, sim, de ser apenas uma ferramenta participativa utilizada por democracias modernas e maduras. "Não substituímos aquele que tem legitimidade e legalidade de fiscalizar o governo, que é o Congresso Nacional, mas democracias mais modernas e maduras são assim", afirmou durante a abertura da reunião do Conselhão.

Comente agora
28
Jan
Sede do Fluminense de Feira recebe donativos para Riachão do Jacuípe
Postado por: Débora Ayane / 14:40h

Depois de se sensibilizar com a situação das vitimas de enchentes na cidade de Riachão do Jacuípe, o Fluminense de Feira segue recebendo muitas doações de torcedores em sua sede, localizada na Rua Geminiano Costa, em Feira de Santana. “Não há palavras suficientes para agradecer ao gesto de tamanha grandeza e solidariedade dos torcedores. Nós fizemos um apelo através das mídias e a repercussão foi imediata e assim podemos dar a nossa contribuição aos nossos irmãos jacuipenses”, afirmou o presidente Gerinaldo Costa. Ainda segundo o dirigente, a campanha terá prosseguimento até a próxima semana, quando os dirigentes encaminharão os donativos para a cidade de Riachão. “Já temos um carro em vista, que o nosso diretor de futebol Zé Chico conseguiu e agora vamos viabilizar a entrega, a forma como vai acontecer este momento, que na verdade é uma retribuição aquela cidade que sempre nos acolheu tão bem”, ressaltou. O Fluminense estreia no próximo domingo (31) às 16h (horário da Bahia) contra o Colo-Colo em Ilhéus.

Comente agora
28
Jan
Carnaval de Barreiras é cancelado por causa das chuvas
Postado por: Débora Ayane / 14:29h

A prefeitura do município de Barreiras, na região oeste da Bahia, decretou situação de emergência durante 90 dias e informou que o "CarnaOeste", carnaval da cidade, está cancelado por causa das fortes chuvas que têm atingido a região. Até esta quinta-feira (28), choveu cerca de 500 milimetros, número três vezes maior que o programado para o mês. De acordo com a prefeitura, as informações devem ser divulgadas no Diário Oficial de sexta-feira (29).

Comente agora
28
Jan
Homem acha bolsa na porta de loja com quase R$ 4 mil e devolve ao dono
Postado por: Débora Ayane / 14:21h

Um comerciante achou uma bolsa com R$ 3.980 no chão, no bairro do Baianão, em Porto Seguro, no sul da Bahia. Acompanhado da esposa, Robson Campos encontrou a quantia na porta da loja dele e resolveu localizar o dono da quantia perdida. Além do dinheiro, na bolsa tinha um celular, cartões, documentos e uma conta de água com endereço da proprietária do dinheiro. A fatura foi o ponto de partida para o comerciante procurar a dona da bolsa. "Quando chegamos no endereço, foi só alegria. Aí veio pai, veio mãe, irmão", conta Robson Campos. O dinheiro era para pagar um cartão de crédito. A recompensa pela devolução da quantia e dos documentos foi o sorrisso e a gratidão da dona da bolsa, Marli Sena. "A gente orou para agradecer a Deus pela vida dele, pela família dele, porque só Deus mesmo para colocar pessoas honestas nas nossas vidas", contou Marli. "Exemplo de pai, mãe, família em geral. E eu quero dar esse exeplo para meus filhos", concluiu Robson. (G1)

Comente agora
28
Jan
Facebook quer acabar com o Twitter
Postado por: Débora Ayane / 14:15h

Ao anunciar os seus resultados financeiros, o Facebook foi claro com os investidores sobre a direção que pretende dar à rede social no futuro, entrando numa área de interação que muitos associam ao Twitter, conta o Business Insider. A COO do Facebook, Sheryl Sandberg, explicou que a estratégia passa por permitir aos seus usuários seguirem o que está acontecendo e compartilhar as suas publicações em tempo real, dando o exemplo do recentemente introduzido ‘Sports Stadium’. Esta área desportiva do Facebook permite aos usuários verem as publicações dos seus amigos sobre esporte, opiniões de especialistas e ainda os resultados dos jogos a decorrer. A adição desta funcionalidade foi explicada como uma forma de responder ao grande número de apreciadores de esporte na rede social, sendo a forma de interação uma que também poderá ter muito mais relevância para o futuro. “Sentimo-nos bastante confiantes que o compartilhamento em tempo real é uma parte cada vez mais importante da plataforma e uma que continuaremos a investir”, adiantou Sandberg.

Comente agora
28
Jan
Brasil abre menos shoppings em 2015, mas vendas crescem
Postado por: Débora Ayane / 14:00h

O setor de shoppings centers no Brasil continua em expansão, apesar de estar havendo uma desaceleração na abertura de novos centros de compras. É o que mostra levantamento divulgado nesta quinta-feira (28) pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).Em 2015, foram inaugurados 18 novos shoppings, ao passo que em 2014, segundo a entidade, foram 25. A projeção da Abrasce no início do ano passado era de uma abertura de 26 empreendimentos.

Comente agora
28
Jan
Governador diz não ter recebido pedido de demissão de Bacelar
Postado por: Débora Ayane / 13:55h

O governador Rui Costa afirmou na manhã desta quinta-feira (28) que não recebeu ainda o pedido de demissão do diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar, confirmado pelo gestor do órgão nesta quarta (clique aqui e saiba mais). “A mim foi perguntado se o pedido de demissão já tinha chegado em minhas mãos. E o que eu informei ontem e continuo informando hoje, é que o pedido de demissão ainda não chegou em minhas mãos. Então se alguém quer se demitir, esse pedido ainda não chegou na mesa do governador”, declarou. Rui disse ainda que não ficou surpreso com a saída – “o governador não é pego de surpresa, porque é ele quem nomeia ou exonera alguém” – que atenderá o pedido, caso ele chegue. Com a saída de Bacelar, outro nome do PTN deve ocupar o cargo. “Da minha parte, não tem nenhuma intenção de alterar a composição política do governo”, garante.

Comente agora
28
Jan
Presidente russo classifica Zika como 'porcaria vinda da América Latina'
Postado por: Débora Ayane / 13:49h

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamou o Zika vírus de "porcaria vinda da América Latina" durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (27). "Agora nos vem uma porcaria da América Latina. Uma classe de vírus (...) que afeta mulheres grávidas, o que pode ter graves consequências para os bebês", disse. Além da declaração polêmica, Putin ainda afirmou que é necessária "extrema cautela" com a propagação da doença, segundo o jornal Clarín. "Os mosquitos não voam sobre o oceano, mas pessoas infectadas podem voar e o fazem. O vírus já apareceu na Europa", lembrou. A chefe sanitária russa, Anna Popova, descartou a aparição de casos autóctones de transmissão do vírus, devido às condições encontradas.

Comente agora
28
Jan
Agente que atua na Operação Zelotes ganha apelido de 'novo japonês da PF'
Postado por: Débora Ayane / 13:45h

A semelhança física não é tão grande, mas bastou o fato de ter olhos puxados e o cabelo grisalho para que o agente da Polícia Federal (PF) Roberto Shiniti Matsuuchi, responsável pela escolta de presos da Operação Zelotes em Brasília, fosse eleito o novo “japonês da PF”.O "japonês da PF" original, Newton Ishii, ficou conhecido nacionalmente por conduzir presos da Operação Lava Jato para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Shiniti ganhou a apelido de "novo japonês da PF" de réus e advogados que acompanham nesta semana, na capital federal, os depoimentos de testemunhas da ação penal que investiga a suposta venda de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Comente agora
28
Jan
Quem dança, seus males espanta
Postado por: Débora Ayane / 13:37h

Não se envergonhe e dance! A sugestão é dada pelo Centro de Ciência de Cuidados de Saúde da Suécia que, em 2012, revelou que dançar é altamente benéfico para a saúde e bem-estar. Dançar melhora ainda a saúde, o humor, combate a dor provocada pela má postura (como a dor de costas e pescoço), reduz os níveis de stress, de ansiedade e também de depressão. Além disso, dançar é uma atividade divertida que pode ser feita com ou sem companhia e qualquer tipo de sonoridade conta. E não faltam motivos para dançar. Lindsay Holmes, editora do Huffington Post, falou com o membro da Academia Nacional de Medicina Desportiva dos Estados Unidos, Fabio Comana, e revela agora alguns bons motivos para dar um, dois ou mais pezinhos de dança. Segundo o especialista, esta modalidade é um bom exercício cardiovascular, que reforça os músculos e os ossos e aumenta ainda a prevenção de várias lesões. A dança melhora também a flexibilidade e o equilíbrio e pode ser uma óptima aliada na tonificação corporal. E para que os resultados sejam os melhores – isto é, mais saúde, melhor disposição e uma melhor aparência – nada como apostar em danças intensas, sugere Comana.

Comente agora
28
Jan
Detendo morre após ser espancado dentro de presídio na Bahia
Postado por: Débora Ayane / 13:32h

Um detento de 57 anos morreu após ser espancado dentro de uma cela no presídio do município de Jequié, no sudoeste da Bahia. O crime ocorreu nesta quarta-feira (27). Segundo informações do Sinspeb (Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia), o crime teria acontecido por causa de dívida de drogas. Aloísio, conhecido como "Luizinho do Carajé", estava em uma cela com capacidade para 48 detentos, mas abriga 165 internos. O corpo do preso foi levado para o IML (Instituto Médico Legal). O caso será investigado pela direção do conjunto penal.

Comente agora
28
Jan
Ana Paula acusa Laércio de fazer xixi no chão do banheiro
Postado por: Débora Ayane / 13:24h

Ana Paula e Laércio tiveram um embate na manhã desta quinta-feira (28). Irritada, a jornalista acusou o designer de fazer xixi no chão do banheiro. "Não é de ontem não. É xixi fresco", disse durante conversa com Geralda, Matheus, Munik e Ronan. Segundo o site UOL, Laércio passava por perto no momento da conversa para estender uma calça no varal. "Deve estar mijada também", alfinetou a mineira. "Não foi pouco, não. Eu tive que voltar e calçar um chinelo antes de entrar", contou a sister. "Ao invés de meditar, ele deveria ir lavar o banheiro. Eu não vou limpar mais, vou deixar tudo cheio de xixi e cocô", finalizou.

Comente agora
28
Jan
Prefeitura de Conde decreta estado de emergência depois de inundações
Postado por: Débora Ayane / 13:16h

A prefeitura do município de Conde, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, decretou estado de emergência na tarde de quarta-feira (27). Segundo informações do secretário de administração, Paulo Madeirol, a decisão foi tomada porque o aumento do nível do Rio Itapicuru está causando inundações na cidade.Ainda de acordo com Madeirol, o único acesso a cidade é realizado pela BA-233, mas está impossibilitado pois a estrada foi tomada pela água.

Comente agora
28
Jan
PF prende investigado na Lava Jato que era procurado desde quarta-feira
Postado por: Débora Ayane / 13:09h

Ademir Auada foi preso às 5h desta quinta-feira (28) no Aeroporto de Guarulhos (SP). Ele estava no Panamá e era procurado pela Polícia Federal desde quarta (27), quando a 22ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada. Havia um mandado de prisão contra ele.Ele deve chegar à superintendência da PF, em Curitiba, nesta tarde. A prisão dele é temporária e vence daqui cinco dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período, caso o a Justiça considere necessário.Dois mandados de prisão refrentes à 22ª etapa da Lava Jato ainda não foram cumpridos.

Prisões

Três pessoas foram presas na quarta-feira.

Comente agora
28
Jan
Petrobras reduz 30% dos cargos em diretorias e gerências
Postado por: Débora Ayane / 13:02h

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) que vai adotar um novo modelo de gestão e governança. Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa informou que o modelo foi aprovado pelo Conselho de Administração. O presidente da estatal, Aldemir Bendine, que participa de entrevista para explicar as alterações, disse que o novo modelo faz parte de "um plano muito bem estruturado", envolvendo mudanças na governança da companhia que "vão ser aprofundadas ao longo do tempo". Segundo ele, a indicação política para cargos não faz mais parte do modelo da empresa. "É uma grande blindagem que se faz", afirmou.

Comente agora
28
Jan
Aeroportos de Cuiabá, Salvador e Galeão têm piores notas em pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 12:55h

Os aeroportos de Cuiabá, Salvador e Galeão (RJ) receberam as piores notas na última pesquisa de satisfação feita com passageiros e que foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). A avaliação se refere ao último trimestre de 2015. O aeroporto de Cuiabá ficou com a nota mais baixa entre os 15 aeroportos avaliados pela SAC: 3,36. Salvador recebeu 3,67 e, o Galeão, 3,91. Curitiba (PR) foi o aeroporto mais bem avaliado na pesquisa, com nota 4,52. Na sequência estão os aeroportos de Campinas (SP) e Guarulhos (SP), este último o mais movimentado do país. A pesquisa da SAC é feita há três anos. Nesse período, aponta a secretaria, o aeroporto do Galeão apresentou evolução de 11,1% na nota média recebida, porém as avaliações pioraram nos últimos dois trimestres. De acordo com a SAC, o aumento da insatisfação dos passageiros “coincide com a ampliação das obras no terminal, que está se preparando para receber a maior parte da movimentação dos dois milhões de passageiros esperados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.” Entre os 48 indicadores pesquisados pela SAC, os mais mal avaliados no Galeão são conforto acústico, custo do estacionamento, produtos comerciais, lanchonetes e restaurantes. De outro lado, receberam boas notas o tempo de fila no check-in, a cordialidade e eficiência dos funcionários do check-in e tempo de fila na imigração e aduana.

Salvador: De acordo com a SAC, o aeroporto de Salvador foi o que apresentou o pior desempenho nas pesquisas ao longo dos três anos, com queda de 7,2% na nota média dada pelos passageiros que utilizam o terminal. As piores avaliações são em relação à limpeza, conforto e custos de restaurantes e estacionamentos. A nota de Cuiabá na pesquisa acumulou queda de 3,8% no período de três anos. Conforto, limpeza, acústica e custos de serviços comerciais estão entre os itens mais mal avaliados no aeroporto. As pesquisas de satisfação feitas pela SAC servem apenas para informação e os aeroportos mal avaliados não recebem nenhum tipo de punição, como multa.

Comente agora
28
Jan
Sílvio Santos diz a ACM Neto que se fantasiaria de mulher no Carnaval de Salvador
Postado por: Anacley Souza / 12:50h

O apresentador Sílvio Santos afirmou ao prefeito ACM Neto que, se um dia for ao Carnaval de Salvador, se fantasiará de mulher. "Eu só saio do armário no Carnaval", brincou. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, a declaração irá ao ar no programa Sílvio Santos neste domingo (31). Na gravação, Neto afirma ao dono do SBT que seria “um prazer” recebe-lo durante os festejos momescos, e que a emissora dele, que transmite o evento pela TV Aratu, “tem a cara e a energia” da capital baiana. Representantes da afiliada também foram chamados ao palco do programa.

Comente agora
28
Jan
Leonardo DiCaprio tem encontro no Vaticano com Papa Francisco
Postado por: Anacley Souza / 12:41h

O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (28) no Vaticano o ator e produtor americano Leonardo DiCaprio, que expôs seu compromisso com a defesa do meio ambiente, informou o Vaticano. Nenhum outro detalhe foi dado sobre este encontro de natureza privada, que faz parte das centenas de audiências concedidas pelo Papa a personalidades de todos os tipos. Criado em Los Angeles, em uma família católica de origem italiana e alemã, Leonardo DiCaprio se diz ateu. Na conversa, o ator cumprimentou o pontífice em italiano. O astro de 41 anos recebeu em 22 de janeiro o prêmio Crystal Award durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. por seu compromisso com o meio ambiente. DiCaprio está, desde 1998, à frente de uma fundação que leva seu nome e que trabalha para a proteção da diversidade, a conservação dos oceanos e áreas naturais, lutando contra os efeitos adversos das mudanças climáticas. O ator, que estreou no cinema em 1991, antes de experimentar a fama mundial em 1997 com "Titanic", está na briga pelo Oscar de melhor ator por seu papel em ""O regresso". Ele já foi indicado ao prêmio quatro vezes anteriormente, mas nunca ganhou a prestigiosa estatueta. O Oscar será apresentado em Los Angeles em 28 de fevereiro pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Comente agora
28
Jan
Ivi Pizzott aparece com lindo decote como rainha de bateria em Sampa
Postado por: Anacley Souza / 12:38h

Tem carioca no samba de São Paulo! Ivi Pizzott, bailarina do Domingão do Faustão, estrela mais um ensaio da série 'Elas vão dar o que falar no carnaval', do Ego e conta que foi convidada para ser rainha de bateria da escola de samba paulistana Camisa Verde e Branco ao lançar sua capa da "Playboy" em 2015. "Eu já era musa da escola desde 2013. A rainha saiu, o posto ficou vago e o presidente me chamou no lançamento da minha revista. Eu vou dar que falar porque sou a primeira rainha carioca da escola no carnaval de São Paulo. Vou dar o melhor de mim, com muito carinho, muito amor", diz ela. Ivi, que tem 1,70m e 58kg, não se intimida por fazer mais o estilo "mignon". "Sou a típica rainha. Carnaval é um ambiente onde corpo sarados e mulheres fortes predominam. Eu vim para mostrar que o estilo 'mignon' pode ser sensual", diz ela. Filha de pai negro e mãe de origem italiana, Ivi sempre foi magrinha. Ela inclusive chegou a emagrecer nos ensaios. "Tenho dificuldade de manter o peso. Sambar em frente à bateria é o exercício mais aeróbico que já fiz. Já briguei muito para ter mais volume muscular. Comia muito! Mas minha mãe é magra, meu pai também é. Então parei de lutar. Quando me aceitei, passei a ser muito mais feliz. Como dizem que TV engorda, as pessoas me veem e acham que tenho corpão. Quando me encontram pessoalmente é sempre uma surpresa", diverte-se ela. 

Comente agora
28
Jan
Estudantes que perderam prazo da matrícula devem se dirigir às escolas estaduais a partir de sexta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:37h

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que ainda tem vagas nas escolas da rede estadual. Os estudantes que não se matricularam devem procurar a escola de seu interesse, a partir desta sexta-feira (29). Para efetuar a matrícula, é necessário levar histórico escolar, original e cópia da certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência. “Como a matrícula oficial foi realizada de 20 a 27, agora, o estudante vai ter que procurar a escola que deseja estudar, considerando a disponibilidade de vagas de cada escola”, afirma a diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria, Eliana Carvalho, ressaltando que a Secretaria da Educação do Estado garante vaga para todos. A orientação vale tanto para os alunos da rede estadual que perderam o prazo, quanto para alunos oriundos das redes municipais e também para alunos novos (Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional). Eliana Carvalho faz uma avaliação positiva da matrícula na rede estadual que, segundo ela, transcorreu com tranquilidade. “A matrícula na rede estadual foi um sucesso, graças à disponibilidade do Sistema de Matrícula Online, que permite que o aluno faça a sua matrícula em qualquer escola e, ali, escolha a unidade em que deseja estudar. Outro favor bastante positivo é a matrícula pela internet. Estes novos formatos proporcionaram mais conforto e evitaram filas desnecessárias nos colégios”, destaca Eliana Carvalho.

Comente agora
28
Jan
Campanha arrecada donativos para desabrigados de Riachão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:36h

Moradores de Feira de Santana podem doar alimentos e produtos de limpeza às vítimas das chuvas em Riachão do Jacuípe. Na cidade da Bacia do Jacuípe, em torno de 2,5 mil pessoas estão desabrigadas. A ação do Instituto GBarbosa (IGB) recolhe os donativos em todas as lojas do estabelecimento de Feira até esta sexta-feira (29). (BN)

Comente agora
28
Jan
Sintaj faz 'varredura' e queima de fogos para saída de Eserval Rocha da presidência do TJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:33h

O Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário da Bahia (Sintaj) promete fazer uma festa de despedida para o desembargador Eserval Rocha, que deixa o cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na próxima segunda-feira (1º), quando será empossada no cargo a desembargadora Maria do Socorro. Eserval Rocha esteve no comando do TJ-BA por dois anos, e teve uma gestão criticada por fechar o diálogo com os sindicatos, associações e com a OAB. Durante a despedida, o Sintaj vai realizar uma “varredura” do TJ-BA. Os trabalhadores, de vassouras em punho, irão varrer, simbolicamente, da Corte todas as características negativas associadas ao mandato do atual líder do Judiciário, como injustiça, autoritarismo, desrespeito, falta de diálogo, entre outras. Também haverá a queima de fogos de artifício, para “saudar o que se espera que seja o começo de uma nova era no Tribunal”. A manifestação acontecerá às 9h da manhã. O ato é a culminância da campanha intitulada #Jávaitarde, lançada pelo Sintaj em 21 de novembro de 2015, com o objetivo de expor para a população e toda comunidade jurídica os problemas da gestão de Eserval Rocha.

Comente agora
28
Jan
Barbie ganha novas formas de corpo, tons de pele e cores de olhos
Postado por: Anacley Souza / 12:32h

Nesta quinta-feira (28), a Barbie anunciou a expansão da sua linha Fashionistas, com a inclusão de três novos tipos de corpo - alto, com curvas e baixinho - além de uma variedade de tons de pele, estilos de cabelo e roupas. No total, a linha inclui agora quatro tipos de corpo, sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 tipos de cabelo. "Por mais de 55 anos , Barbie tem sido um ícone cultural global e uma fonte de inspiração e imaginação para milhões de meninas ao redor do mundo", disse Richard Dickson , presidente e diretor de operações da Mattel. " Sua capacidade de evoluir e crescer com os tempos, enquanto permanece fiel ao seu espírito, é o motivo de a Barbie ser a número um do mundo."

Comente agora
28
Jan
Charge do Sid
Postado por: Charge online / 12:27h

Comente agora
28
Jan
Manifestação fecha BA-535, sentido Camaçari
Postado por: Anacley Souza / 12:26h

Um protesto fecha a pista na BA-535, sentido Camaçari, região metropolitana de Salvador, desde as 11h30 desta quinta-feira (28). De acordo com informações da Concessionária Bahia Norte, um grupo de manifestantes bloqueou o trânsito no Km-15 da Via Parafuso, na altura do Distrito de Parafuso. A Bahia Norte ainda divulgou que, segundo informações preliminares, a manifestação está relacionada a questões de segurança pública. Equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da Bahia Norte orientam motoristas no local. Até por volta das 12h15, a pista permanecia bloqueada. (G1 Bahia)

Comente agora
28
Jan
Nota de corte para medicina pelo Fies oscila entre 662 e 788 pontos no Enem
Postado por: Anacley Souza / 12:14h

Disputar uma vaga para financiamento com juros subsidiados pelo governo federal para cursar de medicina exige, ao menos, notas entre 662,24 e 788,42 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. As duas pontuações refletia os extremos provisórios no processo de seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) na manhã desta quinta-feira (28). A seleção está aberta até 23h59 de sexta-feira (29). Até o fechamento do processo, o Ministério da Educação (MEC) divulga balanços parciais da procura pelos cursos e as notas de corte provisórias de acordo com a procura por cada curso. A nota de corte provisória mais alta é para o curso da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Com apenas uma vaga disponível no processo de seleção, a nota de corte até a atualização desta quinta-feira (28) do sistema apontava 788,42 pontos. No outro extremo da tabela aparecia a disputa por uma das 18 vagas oferecidas em Goiás pelo Centro Universitário de Mineiros. Segundo o MEC, a menor nota entre os 18 virtualmente selecionados era de 662,24 pontos. Essas pontuações seguem processo semelhante ao do Sisu, quando o MEC divulgava uma atualização diária para ajudar que os candidatos definissem suas estratégias. Entretando, na sexta, só está prevista mais uma atualização e os candidatos, assim como é tradicional nos sistemas do MEC, não terão como acompanhar a oscilação da concorrência. Na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016, a disputa mais acirrada por uma vaga em medicina ocorreu na UFRJ: a nota mínima para conseguir uma vaga na modalidade ampla concorrência foi de 824,74 pontos.

Comente agora
28
Jan
Obama entra na polêmica sobre a presença de artistas negros no Oscar
Postado por: Anacley Souza / 12:01h

Depois de valorizar a presença da música negra, em sua conta no aplicativo Spotfy, o presidente norte-americano, Barack Obama, defendeu a presença de atores negros em filmes e nos festivais de cinema. "Acho que [o cinema] deve fazer o mesmo que qualquer outra indústria: olhar para o talento, proporcionar oportunidade a todos”. Ao falar sobre a necessidade de garantir nos Estados Unidos a diversidade cultural, Obama disse que a presença de negros no Oscar é apenas a expressão de uma discussão mais ampla. “Estamos nos certificando de que todos estão recebendo [uma exposição] justa?", indagou. A divulgação dos artistas indicados para o Oscar deste ano, cerimônia marcada para 28 de fevereiro, desencadeou grande polêmica nos Estados Unidos. O diretor de cinema Spike Lee declarou que não irá participar da premiação em razão da falta de diversidade entre os indicados. As observações de Obama foram feitas no programa Ao Vivo da Casa Branca, uma rodada de entrevistas divulgadas ontem (27) com âncoras de televisão. Participaram apresentadores das cidades de Richmond, Filadélfia, Milwaukee, Salt Lake City, Denver, Los Angeles e Oakland. Como um dos temas pautados para a entrevista era a ausência de seguro-saúde para uma parte da população norte-americana, as cidades foram escolhidas porque têm grande número de residentes não segurados. Ao ser indagado por David Ono, da rede de televisão ABC, sobre a controvérsia em torno do Oscar, Obama disse: "Acho que a Califórnia é um exemplo da incrível diversidade deste país. Isso é uma força. Eu acho que quando a história de todos é expressada [no cinema], isso contribui para uma arte melhor". Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
28
Jan
Rui Costa diz que retorno do investimento para o Carnaval é 'simbólico'
Postado por: Anacley Souza / 11:55h

O governador Rui Costa disse nesta quinta-feira (28) que o retorno do investimento no Carnaval é apenas "simbólico". Mesmo assim, ele afirmou que vale a pena aplicar o dinheiro para valorizar a marca da Bahia. "Perguntaram se tinha um retorno e eu disse que não. Para o estado não. Mas tem um retorno simbólico da nossa marca. O carnaval é uma oportunidade de mostra o que temos, e aí vale o investimento", explicou o governador durante a apresentação das ações do Governo para o Carnaval deste ano. Apenas em segurança, a administração estadual vai investir R$ 42 milhões para bancar o trabalho de 25 mil policiais. Durante a cerimônia, Rui garantiu que os trios sem corda contratados pelo governo terão apenas investimento privado. “O cachê deles não tem um real de cofre público. Estão contribuindo com o carnaval porque o governador foi pedir”, disse.

Comente agora
28
Jan
FGTS terá parcela maior no subsídio para o Minha Casa Minha Vida
Postado por: Anacley Souza / 11:45h

Por causa da frustração de recursos, o governo vai jogar para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) uma parcela ainda maior da conta dos subsídios dos financiamentos do Minha Casa Minha Vida. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que, para deslanchar a fase 3 do programa de habitação popular, haverá redução dos recursos do Orçamento para subsidiar a aquisição das unidades habitacionais. A parcela de recursos públicos como contrapartida aos subsídios é atualmente de 17,5% e deve cair para 11%. Para compensar a queda, a parcela do FGTS deve subir de 82,5% para 89%. Não é a primeira vez que o governo recorre à estratégia de aumentar o subsídio do FGTS para financiar as casas do programa, usado como vitrine eleitoral da gestão PT. Quando foi criado, em 2009, o Tesouro Nacional cobria 25% dos subsídios e o FGTS, os outros 75%. Trata-se da única saída encontrada pelo governo para manter a média anual de contratar em torno de 400 mil unidades nas faixas intermediárias do programa, pelas quais os beneficiários financiam as casas com juros mais baixos e desconto. Isso porque o orçamento para cobrir a contrapartida do Tesouro nessas faixas foi cortado de R$ 1,9 bilhão para R$ 918 milhões em 2016. Com esse dinheiro, só seria possível contratar a metade das unidades da média dos últimos anos. Os 11% da nova contrapartida do Tesouro foram calculados para manter a média das contratações de 400 mil unidades. A falta de recursos públicos para o governo compensar sua parcela nos subsídios dos financiamentos do Minha Casa não é recente, mas agora o governo está impossibilitado de usar o subterfúgio dos últimos anos.

Comente agora
28
Jan
Justiça Eleitoral considera ex-governador e vice do DF inelegíveis por oito anos
Postado por: Anacley Souza / 11:36h

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal considerou o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) e seu vice, Tadeu Filippelli (PMDB), inelegíveis por oito anos, em sessão judiciária realizada na tarde desta quinta-feira (27). Por unanimidade, os membros do TRE julgaram procedente a ação de investigação judicial eleitoral impetrada pela Coligação União e Força ( PTB, PR, DEM, PRTB e PMN), que acusava os representados de abuso de poder político, usando publicidade para se favorecerem nas eleições de 2014. Além da inelegibilidade, Agnelo e Filippelli também foram multados em R$ 30 mil. Segundo a Coligação União e Força, o processo foi instaurado por acreditarem ter fatos suficientes para confirmar que a campanha de Agnelo usou a máquina pública para se favorecer. Entre os fatos citados no processo constavam a escolha da cor vermelha para as cadeiras do Estádio Nacional Mané Garrincha, mesma cor do Partido dos Trabalhadores; o caráter eleitoral de vídeo institucional do programa de merenda escolar de Agnelo; a participação do ex-governador em evento de troca de geladeiras realizado pela CEB; e a intensa veiculação de propagandas institucionais durante o período eleitoral. De acordo com o relator do caso, houve descaracterização da propaganda, que deve ser de utilidade pública e não para a promoção pessoal. A defesa de Agnelo e Filipelli informou que vai recorrer da decisão. (Agência Brasil)

Comente agora
28
Jan
Agentes penitenciários fazem inspeção no conjunto penal e encontram celulares e facas
Postado por: Anacley Souza / 11:27h

oi realizada, durante todo o dia de ontem (27), uma inspeção dos agentes penitenciários no Conjunto penal de Feira de Santana, que contou com apoio da Polícia Militar da companhia da guarda do presídio e também de policiais da Cael, no intuito de combater a existência de telefones celulares, além de outros objetos naquela unidade penal. Durante a inspeção foram encontrados nas celas 23 aparelhos de telefone celular, três facas artesanais, dois chucos, três carregadores de celular e uma pequena porção de entorpecente, provavelmente maconha. De acordo com o diretor do conjunto penal de Feira de Santana, Clériston Leite, a inspeção é de rotina e devido a proximidade do Carnaval, deve ocorrer em todas as unidades da Bahia. “Fizemos essa revista e ficamos com mais tranquilidade depois disso. Foi um trabalho muito bem realizado, acompanhei de perto toda a inspeção. Por ser questão de segurança, algumas informações, como o dia em que é realizada a inspeção, não podem ser vazadas. A própria secretaria de Segurança passa as informações pra gente um dia anterior, então até mesmo o diretor fica sabendo de última hora”, informou. O diretor do presídio falou ainda sobre as novas guaritas. “São 10 guaritas novas e as velhas serão desmanchadas. São guaritas mais altas, que terão um conforto maior para o policial militar, além de dar uma melhoria na segurança, já que são guaritas diferenciadas”, afirmou. (Acorda Cidade)

Comente agora
28
Jan
Comandante da PM acredita que 'Paredão Metralhadora' não incita a violência
Postado por: Anacley Souza / 11:21h

O Comandante-Geral da Polícia Militar na Bahia, Anselmo Brandão, afirmou que não interpreta a música 'Paredão Metralhadora' como uma canção que incita a violência. No entanto, ele ressalta que a referência a uma arma de fogo no refrão torna a questão subjetiva. "Vai depender de quem ouve a música. Da forma como você ouve a música você pode ter uma interpretação. Não vou dizer aqui que a música 'Metralhadora' incita a violência. Nós não temos esse dado de que quando ela toca as pessoas se agridem. Eu mesmo não vejo ela tocando a 'Metralhadora' como se fosse uma metralhadora. É uma forma alegória de externar a arte, a música, através de um objeto que não é muito receptivo", afirmou Brandão antes da apresentação do Carnaval pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (28). Nesta quarta-feira (27), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) expediu uma recomendação ao Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador para lembrar aos artistas sobre a proibição de executarem músicas, danças ou coreografias que incentivem a violência em blocos contratados com recursos públicos . O comandante ressaltou que a única recomendação aos cantores durante a folia é a de não incitar a rivalidade entre bairros. "Uma coisa que eu peço aos cantores no Carnaval é que eles não incitem a rivalidade de bairros. Isso no ano passado deu problema. Nós temos até uma assessoria de comunicação que vai conversar com os cantores orientando nesse sentido", destacou Brandão. (Bahia Notícias)

Comente agora
28
Jan
Naufrágio de barco com imigrantes mata pelo menos 25 na Grécia
Postado por: Anacley Souza / 11:07h

Autoridades na Grécia informaram que pelo menos 25 pessoas morreram em um naufrágio de um barco que levava imigrantes nesta quinta-feira. O episódio ocorreu perto da ilha de Samos, no Mar Egeu, e entre os mortos há dez crianças. A Guarda Costeira informou nesta quinta-feira que foram localizados os corpos de cinco garotas, cinco garotos, dez homens e cinco mulheres. Outras dez pessoas foram resgatadas com vida. Há relatos conflitantes sobre quantos estariam a bordo e as autoridades não têm certeza de quantas pessoas ainda podem estar desaparecidas. Os passageiros estavam em um barco de madeira que afundou parcialmente, mas as circunstâncias exatas do incidente não estavam claras. Embarcações da agência de fronteira europeia, a Frontex, auxiliam a Guarda Costeira grega nas buscas. Apesar do reforço nos controles fronteiriços, refugiados e imigrantes continuam a viajar para as ilhas gregas próximas da costa da Turquia em um ritmo de cerca de 1.500 pessoas por dia desde o início deste ano, mesmo com o tempo ruim e em embarcações muitas vezes precárias. (AFP)

Comente agora
28
Jan
Recadastramento biométrico é prorrogado S. Francisco do Conde
Postado por: Anacley Souza / 11:01h

Por solicitação do prefeito Evandro Almeida, os secretários municipais de São Francisco do Conde, Renato Costa Rosa (Gestão Administrativa) e Carlos Alberto Bispo – “Nem do Caípe” (Governo), participaram nesta quarta-feira (27), de uma audiência com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Lourival Almeida Trindade. A reunião foi agendada pelo deputado estadual Rosemberg Pinto e a pauta central foi a prorrogação do prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores. Vale salientar que a juíza Bianca Gomes da Silva já havia aceitado o pleito do município de São Francisco do Conde e o presidente do TRE-BA referendou a decisão. Lourival Almeida Trindade agradeceu o apoio que está sendo dado pela Prefeitura para que o Recadastramento Biométrico aconteça com sucesso. Em São Francisco do Conde 7 mil eleitores ficaram sem o Recadastramento, mas agora os mesmos podem fazê-lo até o dia 02 de maio. Contudo, outros municípios baianos tiveram uma quantidade muito maior de eleitores sem realizar a biometria, a exemplo de Alagoinhas, onde esse número chega a 40 mil pessoas. O cancelamento do título eleitoral provoca diversas consequências, como o impedimento da obtenção de passaporte e carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público e a aquisição de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.

Comente agora
28
Jan
Solla critica Sesab e causa indignação nos setores do governo
Postado por: Anacley Souza / 10:55h

Um artigo publicado pelo deputado federal Jorge Solla (PT) nesta quinta-feira, 28, causou grande indignação nos setores do governo. No texto publicado no jornal A Tarde, intitulado como “Transparência para todos”, Solla inicia dizendo que “os oito anos do PT no governo da Bahia na gestão de Wagner foram de conquistas nas áreas sociais”, bem como “transparência da gestão”. No entanto, destaca que “é possível checar a falta de veracidade das informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia na atual gestão. A divulgação da abertura de 265 novos leitos hospitalares, por exemplo, não se sustenta após consulta ao cadastro do Ministério da Saúde. Os profissionais que trabalham no SUS, a imprensa e nem os usuários viram ou serviram-se desses leitos”. Para justificar a crítica, o deputado utilizou de números de redução de leitos públicos estaduais. Segundo Solla, os leitos “de internação caíram de 5.203 em outubro de 2014 para 4.962 em outubro de 2015 (menos de 241) e os leitos complementares (UTI, intermediários, isolamento), de 797 para 784 (menos 13). Além de não terem aberto os propalados 265 “novos”, fecharam 254 que existem”. De acordo com Solla, “também são falsas as reduções de despesas por “melhorias na gestão”. A informação de que o HGRS perdia mil lençóis e fronhas por mês não se sustenta: nos três últimos anos foram comprados apenas 9 mil lençóis (nenhuma em 2015). Num hospital que faz quase mil trocas diárias de lençóis, é difícil ver semelhança entre o que é dito e a realidade”, diz o parlamentar. O petista critica ainda o fechamento das lojas da Farmácia Popular para ampliação dos cargos comissionados da Bahiafarma.

Comente agora
28
Jan
São Francisco do Conde terá cartão exclusivamente para compras no comércio local
Postado por: Anacley Souza / 10:48h

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, realizou uma melhoria no PAS – Programa de Acolhimento Social. Sendo assim, a SEDES irá entregar novos cartões para os beneficiários. Porém, o antigo cartão vai continuar valendo para saques. Com o PAS Mais, um percentual de até 50% do valor do benefício poderá ser destinado ao comércio municipal, serviços e empreendimentos locais, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico no município. O lançamento oficial do PAS Mais será realizado no Baiacão, no dia 03 de fevereiro, para comunidade da sede, a partir das 09h, e no dia 04 de fevereiro, na Praça do Caípe de Baixo para os bairros distantes (em frente à Escola Anna Tourinho), às 09h. Mais informações com a SEDES (71) 3651-4730 ou com o PAS (71) 3651-8146. (Política Livre)

Comente agora
28
Jan
'Defesa pessoal', justifica jovem preso com submetralhadora em Eunápolis
Postado por: Anacley Souza / 10:41h

Um homem de 22 anos foi preso com uma submetralhadora no bairro Santa Lúcia, município de Eunápolis, região sul da Bahia, na quarta-feira (27). Segundo informações da polícia, Sérgio da Silva Fagundes era procurado por crimes de homicídio e tráfico de drogas, e alegou que a arma seria utilizada para defesa pessoal. Ainda de acordo com a polícia, a prisão do suspeito aconteceu depois de uma operação que visa reduzir o índice de homicídios na região. Na casa de Sérgio ainda foram encontradas umas espingarda calibre 22, uma balança de precisão, uma faca, celulares e materiais para embalar drogas. Nos celulares foram encontradas imagens do próprio criminoso e de alguns comparsas exibindo armas e objetos roubados. A polícia informou que também foi possível obter novas informações que vão ajudar no combate ao tráfico da região. Sérgio foi preso quando deixava a residência onde morava e está preso na delegacia de Eunápolis, onde deve permanecer até que seja julgado. (G1 Bahia)

Comente agora
28
Jan
Presidente da Coopersaj diz que falta interesse do governo em regulamentar o transporte alternativo
Postado por: Anacley Souza / 10:39h

Em entrevista a uma emissora de rádio o presidente da Coopersaj (cooperativa de transporte alternativo de Santo Antônio de Jesus), Gilberto Macedo, falou a respeito da fiscalização da Agerba BA-046 que liga o município a Ilha de Itaparica e Costa do Dendê. A Agência tem intensificado as fiscalizações na estrada e muitos motorista do transporte alternativo vem sendo prejudicados com a ação, além da crise financeira que abalou o setor financeiro da categoria. De acordo Gilberto Macedo, o movimento de passageiros na região do transbordo tem diminuído, no entanto com os meses de festa, feriado e agora com o advento do carnaval, houve um aumento de passageiros, “estamos enfrentado uma crise, assim como todo o país. O período de final de ano, o movimento não foi intenso, porém deu para levar o trabalho adiante”, disse.

Ainda de acordo Gilberto, apesar das promessas do governo do estado em regularizar a situação do transporte alternativo, a Agerba tem intensificado nas fiscalizações, o que o presidente da Cooperativa, classificou de perseguição a classe, “o governo não toma uma posição e os fiscais agem com truculência desrespeitando o profissional e seus passageiros”, afirmou. No dia 1º de fevereiro, o Diário Oficial lançará edital de licitação de regulamentação para municípios baianos, no entanto, segundo Macedo, Santo Antônio de Jesus ainda não está na lista, “estamos esperando para que nossa vez chegue o mais rápido possível. Ainda não temos previsão apesar das promessas”, salientou. Para o profissional falta interesse do governo e dos políticos em tentar ajudar a resolver esse impasse. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
28
Jan
Acidente envolvendo carreta deixa um morto na BR-101
Postado por: Anacley Souza / 10:28h

Um capotamento deixou um morto na BR-101, na última quarta-feira (27), no município de Entre Rios, a cerca de 130 quilômetros de Salvador. A vítima é o condutor de uma carreta que tentou desviar de um carro de passeio. O acidente aconteceu no km-64 da rodovia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro teria freado de forma brusca para evitar colisão com um animal que estava na pista. Já o motorista da carreta, jogou o veículo para o acostamento para não se chocar com o carro. O condutor, que não teve a identidade revelada, foi esmagado pela carroceria do veículo e morreu no local. Ainda conforme a PRF, nenhum ocupante do carro de passeio se feriu.

Comente agora
28
Jan
OAB pede que STF declare como constitucional lei de cotas para negros em concursos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:23h

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para declarar como constitucional a Lei 12.990/14, que reserva aos negros20% das vagas oferecidas nos concursos públicos. O relator da ação é o ministro Luís Roberto Barroso. A OAB aponta a existência de posições diversas sobre a constitucionalidade da lei que justifica a intervenção do STF para pacificar as controvérsias. Para a Ordem, a posição nas diversas instâncias do Judiciário não é uniforme, com decisões declarando a inconstitucionalidade da norma, e que também há pedidos para suspender concursos devido à reserva. A OAB tem receio de que haja situações de insegurança jurídica em concursos públicos federais. Uma das decisões que o Conselho Federal anexa como prova da existência de controvérsia é do juiz do Trabalho Adriano Mesquita Dantas, da 8ª vara de João Pessoa, Paraíba, que considerou que a lei contraria os princípios da razoabilidade e proporcionalidade. A declaração de inconstitucionalidade da lei por outras instâncias da Justiça contrariam a decisão do STF, que considerou constitucional a política de cotas étnico-raciais para seleção de estudantes da UnB. A OAB pede, em caráter liminar, a suspensão das decisões judiciais que entenderam inconstitucional lei até o julgamento definitivo da ADC pelo STF. No mérito pede a declaração de constitucionalidade da lei 12.990/14.

Um comentário
28
Jan
Deputado sinaliza que os alertas serviram para Prefeitura de SAJ encaminhar a Câmara Projeto para criação do Consórcio de Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:18h

Em postagem na sua página da Rede Social Facebook, o Deputado Estadual Rogério Andrade (PSD) comemorou. Após insistentes alertas de Rogério nos veículos de comunicação sobre a inércia da Administração Municipal e o risco de Santo Antônio de Jesus ficar de fora da disputa pela Policlínica Regional, o Prefeito encaminhou, para a Câmara Municipal, no dia de ontem (28), Projeto de Lei que vai possibilitar a Criação do Consórcio de Saúde e habilitar a cidade para participar da disputa. A mobilização do Deputado fez tanto efeito que o Presidente da Câmara Luiz do Alto (PP) convocou extraordinariamente os Vereadores que estavam em período de recesso para apreciar o projeto. Rogério se mostrou preocupado porque os investimentos na construção da Policlínica são da ordem de R$ 18 milhões de reais, e vai possibilitar que a população mais carente tenha acesso a exames de média e alta complexidade e a consultas com especialistas gratuitamente. O parlamentar na sua página (Rogério Andrade) ainda agradece à imprensa por ter aberto o espaço para o aprofundamento dessa discussão, bem como a mobilização da sociedade, o que colaborou decisivamente para que o primeiro passo fosse dado.

Veja abaixo as fotos do modelo de uma Policlínica:

2 comentários
28
Jan
Grávida de 7 meses leva tiro durante tentativa de homicídio em Ipiaú
Postado por: Anacley Souza / 10:11h

Uma mulher grávida de sete meses e o marido foram baleados durante uma tentativa de homicídio no município de Ipiaú, região sul da Bahia, na quarta-feira (27). Segundo informações da delegacia da cidade, o alvo do crime era o marido da gestante, que levou um tiro na boca. A grávida foi atingida na perna. Ainda e acordo com a polícia, um homem bateu na porta da casa e chamou pelo nome do marido da gestante. Quando ele abriu a porta, foi atingido por um tiro na boca e correu para dentro de casa. O criminoso realizou mais alguns disparos e fugiu do local. Um dos tiros acertou a perna da gestante. As vítimas foram socorridas por policiais militares. O homem foi levado até o Hospital Geral de Ipiaú, onde segue internado, mas passa bem e não corre risco de morte. A gestante foi levada até o Hospital Prado Valadares. Até por volta das 8h45 desta quinta-feira (28), não existiam informações sobre o estado de saúde dela. A PM realizou rondas em busca do suspeito, mas ninguém foi preso. O homem baleado informou a polícia que não soube identificar o autor dos tiros. (G1 Bahia)

Comente agora
28
Jan
Pesquisa explica por que pessoas ganham peso diferente comendo a mesma comida
Postado por: Anacley Souza / 10:01h

Alimentos que fazem algumas pessoas ganharem peso têm poucos efeitos em outras, e os motivos estão sendo investigados em uma pesquisa sendo feita pelo Israel. Pode ser a hora de repensarmos nossas dietas, diz a médica Saleyha Ashan, que participou do programa da BBC Trust me, I'm a Doctor (Confie em mim, sou médico, em tradução literal), que foi conhecer a pesquisa israelense in loco. "Admito que, como a maioria da população, estou em uma eterna batalha para perder peso. No meu caso, é mais uma preocupação com saúde do que com estética", diz Ashan. "Tenho síndrome de ovário policístico e um histórico familiar de diabetes tipo 2, e isso me coloca em alto risco de desenvolver diabetes. Sempre me preocupei com os alimentos que como, mas mesmo assim nunca vi nenhuma mudança no meu peso, enquanto alguns amigos comem o que querem sem engordar nada. Parece que eles podem 'quebrar todas as regras'." Mas talvez isso ocorra apenas porque nós estávamos errados quanto a essas regras, pondera Ashan. O Weizmann Institute of Science, de Israel, está monitorando mil pessoas em detalhes, minuto a minuto, para ver exatamente como seus corpos reagem à comida - e os primeiros resultados estão reescrevendo as regras da nossa relação com a alimentação. Quando comemos, o nível de açúcar no nosso sangue sobe - e são muito importantes para a nossa saúde tanto a velocidade com que o açúcar atinge seu pico quanto a rapidez com que nossos corpos lidam com isso e voltam ao normal. Picos constantes podem levar a diabetes tipo 2, nos fazer acumular mais gordura e aumentar o risco de outras doenças. 

Comente agora
28
Jan
Suécia informa que vai expulsar entre 60 e 80 mil refugiados
Postado por: Anacley Souza / 09:49h

A Suécia pretende expulsar entre 60.000 e 80.000 pessoas que tiveram suas solicitações de asilo negadas, anunciou nesta quinta-feira o ministro do Interior do país escandinavo, Anders Ygeman. Esse número representa quase metade dos 163.000 solicitantes de asilo no país em 2015, o número mais alto per capita em toda a Europa. Dos cerca de 58.800 pedidos tramitados no ano passado, 55% deles foram aceitos. O ministro declarou aos meios de imprensa suecos que devido ao grande número de imigrantes que serão expulsos, o governo utilizará aviões charter para sua deportação durante vários anos. "Estamos falando em mais de 60.000 pessoas. Acredito que vamos ver mais aviões fretados, especialmente sob os auspícios da União Europeia", declarou o ministro do Interior sueco. Mikael Ribbenvik, chefe de operações da Agência de Migração sueca, disse à rede BBC que a avaliação de todos os pedidos de asilo é "uma enorme tarefa" e exigiria mais recursos do governo. A maioria dos pedidos de asilo negados deve-se à falta de documentação dos solicitantes e erros ou omissões propositais no preenchimento dos formulários. Nesta segunda-feira, a Suécia viveu um drama que aguçou o discurso para impor mais limites aos refugiados. Um requerente de asilo de 15 anos de idade foi preso em Molndal, perto de Gotemburgo, depois de esfaquear uma empregada de um asilo até a morte.

Comente agora
28
Jan
Culinária do dia: Crepe de frango
Postado por: Anacley Souza / 09:45h

Ingredientes

Massa

  1. 3 unidade(s) de ovo
  2. 3/4 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  3. 1 xícara(s) (chá) de leite
  4. 1 colher(es) (sobremesa) de margarina
  5. 1 colher(es) (chá) de amido de milho

Recheio

  1. 2 colher(es) (sopa) de óleo de canola
  2. 1 dente(s) de alho amassado(s)
  3. 1 unidade(s) de cebola em cubos pequenos
  4. 1 unidade(s) de Peito de frango desossado cozido(s) e desfiado(s)
  5. 1 unidade(s) de tomate sem pele(s), sem sementes
  6. 6 unidade(s) de azeitona verde picada(s)
  7. 3 unidade(s) de palmito picado(s)
  8. 150 gr de cream cheese
Comente agora
28
Jan
Denúncias de violência contra LGBTs dobram
Postado por: Anacley Souza / 09:32h

Durante o ano passado, o telefone do Disque 100 tocou 1.983 vezes para relatos de denúncias contra a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) - um aumento de 94% em relação a 2014. O número foi divulgado na quarta-feira, 27, na apresentação do balanço anual de atendimentos sobre violações de direitos humanos pelo governo. A discriminação foi a principal reclamação (53%) dos LGBT, seguida por violência psicológica (26%), física (11%) e negligência (2%). Quase metade (47%) dos casos de homofobia e "transfobia" aconteceu em sites de redes sociais. As vítimas são, em maioria, homens gays negros e pardos, entre 18 e 30 anos. Para buscar os responsáveis, as denúncias são encaminhadas a órgãos como centros de referência de combate à homofobia, a Defensoria Pública e o Ministério Público. Até o momento, porém, apenas 7,4% dos casos tiveram respostas efetivas, identificando os agressores. "A maioria ainda está em andamento", informou a ouvidora nacional de Direitos Humanos, Irina Karla Bacci. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comente agora
28
Jan
Desemprego sobe e chega a 6,9% em 2015 no país
Postado por: Anacley Souza / 09:26h

O Brasil encerrou 2015 com taxa de desemprego de 6,9%, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O porcentual é maior que o de dezembro de 2014, quando a taxa de desocupação foi de 4,3%. A taxa de 6,9% é a mais alta para o mês de dezembro desde 2007, quando chegou a 7,4%, segundo o IBGE. A taxa de desocupação média de janeiro a dezembro foi estimada em 6,8% no ano passado e em 4,8% em 2014. Essa elevação de dois pontos porcentuais, de acordo com o IBGE, foi a maior de toda a série anual da pesquisa e também interrompeu a trajetória de queda, registrada desde 2010. Em 2015, o número médio de desocupados foi de 1,7 milhão de pessoas, volume 42,5% maior que o registrado em 2014, quando a média de pessoas sem ocupação profissional foi de 1,2 milhão. A despeito do aumento, o número de 2015 ainda é menor que o de 2003, quando a média de desocupados foi de 2,7 milhões de pessoas. Entre 2003 e 2015, o número de pessoas sem trabalho caiu 35,5%, o equivalente a 940.000 pessoas. A renda média dos trabalhadores também caiu no ano passado. O recuo entre 2014 e 2015 foi de 5,8%, passando de 2.373 reais para 2.235 reais. Houve queda em todos os segmentos apurados pelo IBGE: Empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (-3,3%), empregados sem carteira no setor privado (-5,1%), militares ou funcionários públicos estatutários (-1,8%), trabalhadores por conta própria (-4,1%) e empregadores (-6,2%).

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com