As comentadas


Boa noite , Domingo, 28/08/2016








Enquete



Reflita

Blog

28
Mar
Intoxicação alimentar: o que é, como tratar e evitar
Postado por: Anacley Souza / 21:13h

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, os alimentos se deterioram mais rápido. Isso quer dizer que os cuidados com a ingestão, com o preparo e com o armazenamento da comida devem ser redobrados. Só que, nessa época do ano, não é tão fácil fazer isso. Muitas famílias viajam de férias e acabam comendo mais fora de casa – inclusive na praia. E acredite: basta um pequeno descuido para contrair uma intoxicação alimentar. Aprenda como identificar o problema e o que você pode fazer para prevenir a sua família dessa situação.

Sinais de intoxicação: Os sintomas da intoxicação alimentar são bem parecidos com os de uma virose: insdiposição, dor abdominal, flatulência, vômitos, distensão abdominal (barriga inchada) e diarreia. Às vezes, também pode haver febre. A má notícia é que não há muito o que fazer além de ingerir bastante líquido e repousar.Isso porque, o maior risco da intoxicação é que a criança fique desidratada, devido à perda de líquidos. Diminuição de diurese, que é o volume de urina, olhos encovados e turgor da pele (quando a cútis perde a elasticidade e fica mais marcada, como a de pessoas mais velhas) podem indicar desidratação. Além disso, quando falta líquido no organismo, o coração bate mais rápido e as mucosas ficam secas. “Nesse caso, os pais precisam dar o soro de hidratação oral e procurar um médico para receber todas as orientações.

Comente agora
28
Mar
Doulas farão protesto contra proibição da atividade
Postado por: Anacley Souza / 21:08h

Mulheres que atuam como ajudantes de parto, conhecidas como doulas, farão uma manifestação nesta terça, 29, às 12h, nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O ato contestará a decisão do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), de 2012, que proibia a atividade e havia sido cassada judicialmente. No mês passado, a proibição voltou a valer. As doulas fornecem informações para as grávidas e dão assistência durante e após o parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a proibição das doulas pelo Cremerj foi inédita no Brasil. Cabe ao gestor de saúde de municípios e estados liberar as doulas, já que elas não são regulamentadas como profissão por lei federal. Na semana passada, a Maternidade Municipal Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro, anunciou a proibição. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde alegou que "devido às ameaças do Cremerj de punições aos responsáveis técnicos das maternidades", resolveu suspender temporariamente a permissão à atuação das doulas em unidades da rede. "A secretaria acatará a resolução, até que se chegue a um consenso com o Cremerj", informou. O médico Luiz Fernando Moraes, que integra o a Comissão Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Cremerj justificou a proibição alegando que as doulas não têm formação adequada para atuar no parto.

Comente agora
28
Mar
55% dos jovens acha que crise do Fies dificulta fazer faculdade
Postado por: Anacley Souza / 21:01h

55% dos jovens brasileiros que concluiu o ensino médio e têm interesse em cursar o ensino superior acha que a crise do Financiamento Estudantil (Fies) atrapalha seus planos de fazer uma faculdade. A pesquisa, encomendada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), ouviu 800 jovens de regiões metropolitanas do Brasil. Para esses jovens que querem fazer faculdade, 41% também disse que a crise econômica no país pode atrapalhar o ingresso na universidade. A pesquisa mostrou ainda, que apesar de terem grande interesse em fazer o ensino superior, 66% não tem nenhum planejamento para financiar o curso. "A pesquisa mostra que os jovens veem o ensino superior como a principal chance de crescerem profissionalmente e economicamente. Eles enxergam que é a forma de se blindarem contra as instabilidades do futuro, mas eles não fizeram o planejamento e não sabem como conseguir fazer a faculdade", disse Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp. Ainda de acordo com a pesquisa, o perfil dos interessados em fazer universidade é formado por pessoas que estudaram em escolas públicas e pertencem à nova classe média, com renda familiar entre R$ 1,8 mil e R$ 3,4 mil. 86% dos entrevistados disse que os pais não fizeram ensino superior. A pesquisa, encomendada pelo Semesp, quer conhecer melhor os potenciais universitários para que as instituições de ensino consigam se comunicar melhor e atrair esse público. Brasil Fale com a Redação BUSCA Seg, 28/03/2016 às 20:54 55% dos jovens acha que crise do Fies dificulta fazer faculdade Isabela Palhares Tags: fies estudantes Recomendar COMENTÁRIOS (0) -AA+ 55% dos jovens brasileiros que concluiu o ensino médio e têm interesse em cursar o ensino superior acha que a crise do Financiamento Estudantil (Fies) atrapalha seus planos de fazer uma faculdade.

Comente agora
28
Mar
Déficit de atenção afeta cerca de 5% da população e entra no foco das escolas
Postado por: Anacley Souza / 20:55h

Enquanto todos estão sentados em roda para uma brincadeira, ela só quer ficar em pé e correr. Quando a professora dá uma explicação em sala de aula, ela brinca com o material escolar e conversa com os colegas. Esses são alguns dos comportamentos que uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) pode apresentar na escola, o que atrapalha seu rendimento e ajuda a criar um estigma de criança mal-educada. Com o aumento de pesquisas sobre o transtorno, mais crianças têm sido diagnosticadas com TDA. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o transtorno afete 5% da população, ou seja, em uma sala com 40 alunos, dois podem ter o déficit. Diante desse quadro, escolas particulares de São Paulo montaram equipes especializadas para identificar e melhor atender as crianças que possam ter o transtorno. Quando o aluno tem um comportamento como esse, a gente passa a investigar para ver se isso acontece em todas as disciplinas, em casa e nas demais atividades que ele pratica. Porque a criança também sofre quando é cobrada a agir como os outros colegas.", diz Carolina Rodrigues, psicóloga do Colégio Humboldt. Depois da investigação com os profissionais da escola, caso se confirme que a criança tem dificuldade de concentração em várias atividades, o colégio indica aos pais que procurem o diagnóstico de um especialista da área médica. "Se a criança realmente tiver TDA, a gente pode adotar estratégias para ajudá-la e muitas vezes nem é preciso recorrer à medicação porque encontramos formas de a escola se adaptar às necessidades e às aptidões da criança.", afirma.

Mudanças - A criança, por exemplo, passa por orientações para melhor se organizar, senta em um lugar estratégico da sala (longe de janelas para evitar dispersão, por exemplo) e os professores criam um código para chamar a atenção do aluno.

Comente agora
28
Mar
Temer diz a Lula que PMDB vai sair do governo nesta terça
Postado por: Anacley Souza / 20:45h

Após negar reunião com Lula por duas vezes na semana passada, o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB) avisou ao ex-presidente que o PMDB, partido do qual é líder, aprovará o desembarque oficial do governo na reunião de seu diretório nacional nesta terça-feira (29), de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. Ainda na conversa, o vice-presidente avisou a Lula de que não havia possibilidade de a reunião do diretório ser adiada. Temer reclamou ao ex-presidente que tem sido isolado pelo Palácio do Planalto e que a presidente não o recebe em seu gabinete há dois meses. Outra reclamação do vice diz respeito às interferências de Dilma no partido, tal como nomear o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) para a Secretaria de Aviação Civil.

Comente agora
28
Mar
'Batman vs Superman' supera recordes de bilheteria no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 20:33h

O filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça bateu diversos recordes de bilheteria ao redor do mundo em sua estreia, neste fim de semana, inclusive no Brasil. O filme, dirigido por Zack Snyder, levou 2,5 milhões de pessoas aos cinemas nacionais e se tornou a maior bilheteria de estreia da história do país, com 44 milhões de reais arrecadados, segundo a empresa especializada comScore. O resultado coloca o longa da DC Comics à frente de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, que fez, nos primeiros quatro dias de estreia, 37,4 milhões de reais; Vingadores: Era de Ultron, com 37,2 milhões; e Velozes & Furiosos 7, com 36,9 milhões. Completando o top 5 do cinema no Brasil neste final de semana estão Zootopia: Essa Cidade é o Bicho; Os Dez Mandamentos; A Série Divergente: Convergente; e Kung Fu Panda 3. O filme estrelado por Ben Affleck e Henry Cavill também conquistou bons números nos Estados Unidos. A expectativa de arrecadar 150 milhões de dólares no país no período de lançamento foi superada, e o longa somou 170,1 milhões de dólares. A quantia faz de Batman vs Superman a sexta maior estreia da história do cinema americano, com pouco menos de 4,04 milhões de dólares de desvantagem em relação à Homem de Ferro 3, de 2013, que ocupa a quinta colocação na lista. No ranking mundial, a produção foi ainda melhor, arrecadando 424,1 milhões de dólares ao redor do planeta, valor que faz do longa o quarto colocado na lista de maiores estreias da história do cinema, perdendo apenas para Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011), Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015) e Star Wars: O Despertar da Força (2015). No quesito super-herói, o filme agora ocupa o topo do ranking de estreias no mundo, deixando Os Vingadores (2012), com 392,5 milhões de dólares obtidos no lançamento, para trás. As informações são do site americano especializado Box Office Mojo.

Comente agora
28
Mar
Capital: Homem entra armado em agência do INSS
Postado por: Anacley Souza / 20:26h

A entrada de um homem armado em um consultório de perícia médica da Agência de Previdência do bairro de Brotas, maior unidade de Salvador, provocou reações da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) e Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), que promoveram uma coletiva à imprensa na tarde desta segunda-feira (28). As entidades denunciam a demissão de profissionais de vigilância e a retirada de itens de segurança das unidades da capital sob a justificativa de contenção de gastos. Conforme Edriene Teixeira, diretora da ANMP, a identificação de homem armado na agência de Brotas ocorreu na manhã de quarta-feira (23). O segurado, que estava afastado do trabalho após ferida em uma das pernas, reclamava da alta médica emitida pela unidade. "Numa perícia anterior foi verificado que ele não estava mais incapaz e, cessado o benefício para retorno ao trabalho, ele vinha para uma perícia que chamamos de reconsideração, que é quando o indivíduo que teve o benefício cessado tem a oportunidade de fazer uma nova avaliação parcial para verificar se houve alguma modificação daquela situação anterior que cessou o benefício", conta. eixeira afirma que o homem chegou a unidade nervoso e fez ameaças à perita que promovia o atendimento. "Ele adentrou no consultório já muito ríspido, muito nervoso, reclamando da alta, dizendo que teve perdas financeiras por causa do INSS, que isso não ficaria assim", detalha. Após ouvir as reclamações, a médica examinou o segurado e identificou a arma. "Ela [a perita] foi examiná-lo. Ao examinar, ela percebeu que ele estava armado e disse que ele não poderia entrar armado. Ela saiu pela rota de fuga e foi para o consultório ao lado, acionou a segurança, porque não tem botão do pânico, nem alarme para acionar imediatamente", afirma a diretora da ANMP.

Comente agora
28
Mar
Incêndio atinge torres residenciais nos Emirados Árabes Unidos
Postado por: Anacley Souza / 20:20h

Um grande incêndio foi deflagrado na madrugada desta segunda-feira (28) em várias torres residenciais do emirado de Ajman, perto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos - relataram testemunhas e jornais locais. O incêndio começou em uma torre do complexo "Ajman One", que tem 12 andares, estendendo-se para pelo menos mais uma torre, de acordo com a versão on-line do jornal Gulf News Daily. Ainda não há informações de vítimas. Um morador disse à AFP que o incêndio, ocorrido perto do litoral do Golfo, foi reforçado por um vento muito forte. Os prédios tiveram de ser evacuados, e os bombeiros continuavam lutando contra as chamas.

Comente agora
28
Mar
Fidel publica artigo com críticas a discurso de Obama em Cuba
Postado por: Anacley Souza / 19:59h

Veículos oficiais de imprensa de Cuba publicaram nesta segunda-feira (28) o artigo “Irmão Obama”, escrito pelo ex-presidente da ilha, Fidel Castro, que critica o discurso proferido pelo mandatário norte-americano no Grande Teatro de Havana, na última terça-feira. Um dos trechos mencionados pelo líder revolucionário foi o que diz que cubanos e americanos são “amigos, família e vizinhos”. "Após um bloqueio impiedoso que durou quase 60 anos e diante dos que morreram nos ataques mercenários a embarcações e portos cubanos, além de invasões mercenárias, múltiplos atos de violência e de força?", pergunta Fidel, em trecho reproduzido pelo G1. O ex-presidente, que deixou o governo em 2006, escreveu também que Cuba não necessita de presentes do “império” e que os habitantes da ilha não renunciarão “à glória, aos direitos e à riqueza espiritual que ganharam com o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura”.

Comente agora
28
Mar
Conselho da Fieb discute venda de campos da Petrobras na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 19:52h

O Conselho de Petróleo, Gás e Naval da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) avaliou, nesta segunda-feira (28), a decisão da Petrobras de vender 104 concessões terrestres na Bahia, conforme anunciado pela estatal em 8 de março. Durante o encontro, o representante da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Alfredo Renault, defendeu que o caso baiano requer “atenção especial”, já que o país perdeu 60 mil barris/dia de produção terrestre de petróleo nos últimos 10 anos. A produção em terra, atualmente com 150 mil barris/dia, teve uma queda de 13% para 6,5% na participação da produção nacional. “Os números mostram como é custoso para uma empresa como a Petrobras manter ativa uma produção tão baixa, mas esse é um projeto que tende a ser benéfico para os diferentes atores que dele participam, já que qualquer elevação na produção tem efeito linear no pagamento de royalties para os municípios e para os proprietários de terra, além de contribuir para novos serviços para os fornecedores e para a geração de empregos”, avaliou Renault. Sobre o processo específico que está em curso pela Petrobras, Renault foi enfático sobre o que chamou de “sistema de monopólio de fato no refino”, que leva a apenas um comprador, que é a Petrobras, para o produtor privado. Segundo ele, o processo deve levar em conta este fator e apresentar condições contratuais para a comercialização, que oferece maior segurança para os investidores.

Comente agora
28
Mar
Máquinas de fazer bebês substituirão sexo em 30 anos
Postado por: Anacley Souza / 19:44h

A reprodução sexual poderá cair em ‘desuso’ no espaço de 30 a 40 anos nos países ocidentais, diz o autor de um livro sobre o futuro da reprodução humana, Henry Greely da Universidade de Stanford. De acordo com o ‘retrato’ pintado por Greely, o sexo terá propósitos simplesmente recreativos, sendo considerado muito imprevisível devido à possibilidade de doenças e mal formações resultantes dos progenitores e de complicações com a gravidez. O processo de formação do bebê ficará a cargo de máquinas especialmente concebidas para esse propósito. Será através destas máquinas que os progenitores terão a possibilidade de personalizar o bebê ao seu gosto, tendo logo em uma fase inicial a possibilidade de saberem se será atraente, inteligente ou saudável, estando portanto habilitados a prevenir qualquer situação possível, diz o Mirror.

Comente agora
28
Mar
Dólar fecha em queda e fica perto de R$ 3,60
Postado por: Anacley Souza / 19:35h

O dólar fechou em queda nesta segunda-feira (28), após o feriado de Páscoa. De acordo com informações do portal G1, alguns operadores enxergam que a saída de Dilma do Palácio do Planalto é um passo para a recuperação da economia brasileira mas outros, porém, ressaltam que as turbulências políticas tendem a dificultar o ajuste econômico. O recuo recente da moeda norte-americana, que também foi motivado pelo ambiente externo mais favorável, levou o BC a rever sua política de atuação no câmbio. No mês, até o pregão passado, o dólar acumulava queda de 8,05 por cento sobre o real.

Comente agora
28
Mar
Vacinação contra H1N1 na rede pública terá inicio a partir do final de abril
Postado por: Anacley Souza / 19:24h

A campanha nacional de vacinação contra a influenza H1N1 acontecerá entre 30 de abril e 20 de maio, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). A vacina, que já está disponível na rede privada, será priorizada na rede pública para crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas ou que comprometam a imunidade. O anúncio feito pelo MS nesta segunda-feira (28) aconteceu no mesmo dia em que o Governo de São Paulo solicitou a antecipação da vacinação contra o vírus no estado, diante do surto da doença. Contudo, a pasta afirmou que não seria possível atender ao pedido, uma vez que o medicamento só é entregue pelo laboratório responsável nos meses que antecedem o inverno. Até 19 de março, o MS registrou, em todo o Brasil, 46 óbitos por H1N1.

Comente agora
28
Mar
Quase 40% dos docentes não têm formação adequada, aponta censo
Postado por: Anacley Souza / 19:15h

Do total de professores ativos nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública, quase 40% não têm qualificação ideal, apontou censo divulgado nesta segunda-feira, 28, pelo Ministério da Educação (MEC). Considerando o fato de que um professor pode lecionar mais de uma disciplina, o índice de docentes em sala de aula com formação inadequada sobe para 53%, assinala o levantamento. Com o objetivo de diminuir essas taxas, a pasta vai lançar a Rede Universidade do Professor, para estimular os docentes a complementar a formação. Serão disponibilizadas 105 mil vagas já para este segundo semestre, informou o MEC. As inscrições vão de 5 de abril a 5 de maio, por meio da Plataforma Freire (http://freire.capes.gov.br). Baseada em dados de 2015, a pesquisa conclui que a situação mais crítica é a da disciplina de Física, em que 64,7% dos professores se enquadram em um dos seguintes quadros: têm bacharelado, mas não licenciatura; têm licenciatura, mas em área diferente da que ensina; têm curso superior (engenheiro lecionando matemática, por exemplo); ou só têm diploma de ensino médio. "Se todos os físicos que formamos por ano fossem dar aula - o que não acontece -, levaríamos 11 anos para suprir essa demanda. Esse é o tamanho do problema", disse o ministro, Aloizio Mercadante.

Comente agora
28
Mar
Tem um Coelho no Cine Itaguari
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:13h

Comente agora
28
Mar
Dois jovens morrem afogados em rio da cidade de Riachão das Neves
Postado por: Anacley Souza / 19:12h

Dois jovens foram encontrados mortos, nesta segunda-feira (28), em um rio do povoado da cidade de Riachão das Neves, localizada no oeste da Bahia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o afogamento ocorreu no sábado (26), quando eles estavam em uma canoa, que virou no rio. Os corpos desapareceram e buscas vinham sendo realizadas desde o dia do acidente. Não há informações sobre a identidade das vítimas e as circunstâncias do afogamento. os corpos dos jovens foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica de Barreiras, localizada a 90 quilômetros de Riachão das Neves. (G1 Bahia/ Sigi Vilares)

Comente agora
28
Mar
Vereador Marquito, do ‘Programa do Ratinho’, é investigado por reter salários
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:01h

Marquito, vereador pelo PTB-SP, está sendo investigado sob suspeita de reter salários de vários funcionários. Ele é conhecido em todo Brasil pela sua atuação no "Programa do Ratinho", onde está sempre se envolvendo em alguma confusão. Marquito é sobrinho do apresentador Raul Gil e também trabalha como humorista. Marco Antônio Ricciardelli, conhecido por todos como Marquito, é alvo do Ministério Público Estadual que está investigando as acusações de que os funcionários de seu gabinete estão sendo obrigados a devolverem uma parte do salário recebido. Outro que está sendo investigado pelo MPE, apresentado como assessor e chefe de gabinete, além de ser advogado do humorista e vereador, é Edson Roberto Pressi, acusado de envolvimento neste esquema. O vereador Marquito já negou todas as acusações, mas os funcionários já foram intimados a depor e agora a acusação será formalizada. Por enquanto, o humorista prefere não comentar nada sobre a investigação, o que acabou levantando suspeitas de que seja realmente verdade, até porque a reclamação não partiu de apenas um funcionário, mas de vários.

Um comentário
28
Mar
Custos industriais subiram 8,1% no ano passado
Postado por: Anacley Souza / 18:57h

O crescimento médio dos custos industriais chegou a 8,1% no ano passado, a segunda maior alta anual da série iniciada em 2006, informou nesta segunda-feira (28) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a Agência Brasil, o indicador foi puxado pelo custo de produção, formado por gastos com pessoal, energia e bens intermediários, que subiu 10,6%, e pelo custo com capital de giro, que aumentou 16,3%. Os custos com tributos caíram, em média, 2,2%. Segundo a pesquisa, em 2015, houve mudança na tendência de estabilidade no aumento dos custos que, desde 2011, variavam anualmente, em média, entre 4,5% e 5,5%. Além disso, houve mais influência dos custos com bens intermediários importados e com energia na alta do indicador. A elevação do custo com bens intermediários importados deve-se à desvalorização do real em 2015 – a moeda caiu 42% frente aos valores de 2014. Já o aumento do custo com energia foi puxado pela alta de 51,1% no valor da energia elétrica devido ao acionamento das termoelétricas, mais caras do que as fontes hidrelétricas. O crescimento de 16,3% do custo com capital ocorreu pela alta na taxa de juros, que passou de uma média de 11%, em 2014, para 13,5% em 2015. Devido à crise econômica, a indústria não repassou para os preços dos produtos todo o aumento de custos, o que reduziu a lucratividade do setor. O crescimento do preço dos bens industriais ficou em 7% no ano passado. Segundo a CNI, a desvalorização do real frente ao dólar contribui para a competitividade dos produtos brasileiros no exterior, já que, em média, os bens importados tiveram alta de 30,5%. Especialmente para os produtos norte-americanos o aumento dos preços foi ainda maior, de 34,4%.

Comente agora
28
Mar
PRF faz balanço da Operação Semana Santa e inspetor comenta sobre o futuro do Posto em S. A. de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 18:54h

O Inspetor Jackson Alves da Polícia Rodoviária Federal (PRF) cedeu entrevista à Rádio Andaiá FM nesta segunda-feira (28) e fez um balanço da Operação Semana Santa e falou sobre a possível saída do Posto da PRF de Santo Antônio de Jesus. Segundo ele, felizmente os três acidentes que aconteceram no fim de semana prolongado este ano foram sem vítimas, “às fiscalizações possibilitaram descobrir que em um desses acidentes o condutor estava embriagado e foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Santo Antônio de Jesus. Além disso, foram devidamente notificadas as muitas ultrapassagens ocorridas neste fim de semana, contudo não houve casos de excesso de velocidade”, disse O inspetor informou que no ano passado, neste período também houve dados positivos, “em relação a 2015 não tivemos vítimas, aconteceram quatro acidentes e nesse ano foram três, neste feriado da Semana Santa obtivemos um resultado positivo tanto ano passado, como neste ano”, disse. Com esta mudança de tempo repentina o inspetor aconselha a todos o que trafegam nas rodovias que tenham atenção redobrada, “recomendo que neste tempo chuvoso diminuam a velocidade, principalmente na BR 101, com farol aceso, usem o cinto e não ingerir bebidas alcoólicas, se seguirem o código de trânsito com certeza evitará muitos acidentes”, concluiu.

Posto da PRF: Segundo ele a noticia oficial até o momento foi que, a partir de uma reunião realizada no município de Simões Filho, que a administração do Posto mudaria para Feira de Santana. Depois surgiram os boatos de que a unidade seria fechada, mas até o momento nada definido. As autoridades da cidade, o Ministério Público, o prefeito, a Câmara de Vereadores e o comércio tem nos ajudado a evitar o fechamento, até porque ficaria um grande trecho descoberto, essa atitude seria muito extrema”, finalizou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
28
Mar
Microsoft pede desculpa por sistema enviar mensagens racistas e sexistas no Twitter
Postado por: Anacley Souza / 18:44h

A Microsoft afirmou estar "profundamente arrependida" pelas ofensas proferidas pelo seu sistema automático Tay. As mensagens de teor racista e sexista foram publicadas no Twitter. Apresentado na quarta-feira (23), o sistema foi desligado um dia depois pela empresa. Tay foi projetado para se tornar mais inteligente conforme os usuários interagiam com ele. No entanto, o sistema acabou reproduzindo uma série de expressões antisemitas e de ódio enviadas por usuários do Twitter. Segundo o G1, o vice-presidente de esquisa da Microsoft, Peter Lee, afirmou que a empresa está "profundamente arrependida sobre os tuítes ofensivos de Tay, que não representam quem nós somos ou o que defendemos, nem como nós projetamos o Tay". Em uma das mensagens, Tay publicou: "eu odeio as feministas e todas elas deveriam morrer e queimar no inferno". Em resposta a outro usuário do site de microblogs que tinha publicado a mesma mensagem, Tay disse que "feminismo é câncer".

Comente agora
28
Mar
Primeiro reitor indígena quer expandir ajuda estudantil
Postado por: Anacley Souza / 18:36h

“Sou um sobrevivente”, diz o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Jefferson Fernandes do Nascimento. Ele é o primeiro indígena à frente de uma universidade federal no Brasil. No início de março, esteve em Brasília para ser empossado pelo Ministério da Educação (MEC) e conversou com a Agência Brasil. Calmo e com um sorriso amável, Nascimento conta: “Sempre estudei em escola pública, pública indígena, inclusive, e só cheguei à universidade como docente porque casualmente tive a oportunidade de fazer o ensino público". Doutor em agronomia, 51 anos, ele comandará a instituição até 2020. Como prioridades, o reitor diz que terá a ampliação da assistência estudantil, a oferta de pós-graduação a indígenas e a internacionalização da universidade. A UFRR foi criada em 1989. Atualmente, oferece 29 cursos de bacharelado, 20 licenciaturas e um curso tecnológico em três diferentes campi em Boa Vista. Localizada na região Norte, a UFRR lida com uma realidade específica, atende majoritariamente estudantes oriundos de escolas públicas e indígenas. Na universidade, está o Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, que oferece cursos de gestão em saúde coletiva, gestão territorial e licenciatura intercultural. Os demais cursos reservam também vagas para esse público. Medicina foi o primeiro a aderir a esse sistema de cota.

Comente agora
28
Mar
Incêndio destrói automóveis em pátio de fórum em Santo Sé
Postado por: Anacley Souza / 18:29h

Um incêndio destruiu nove carros que estavam estacionados no pátio do Fórum Desembargador Osvaldo Nunes, em Sento Sé, na noite deste domingo (28). O local abrigava veículos apreendidos pela polícia. Segundo informações do G1, o fogo não chegou a atingir o prédio. Apesar disto, o funcionamento do fórum foi suspenso na manhã desta segunda (28), pois há risco de curto-circuito na fiação elétrica de algumas salas. Apenas um vigilante estava no local no momento do incêndio, mas ninguém ficou ferido. De acordo com relato do funcionário, o extintor do fórum havia passado da validade, o que obrigou populares que ajudaram a debelar as chamas a utilizar o equipamento de um hospital localizado nas proximidades do fórum, para conter o fogo. A polícia investiga se o incêndio foi causado por faíscas de fogos de artifício usados durante a Congada, festa tradicional da região.

Comente agora
28
Mar
Polícia prende suspeito de abrir fogo no Capitólio, nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 18:17h

O Capitólio, sede do Legislativo americano, foi fechado na tarde desta segunda-feira, 28, após relatos de disparos de arma de fogo no local, disseram fontes do Senado à Reuters. A Casa Branca também foi fechada por questões de segurança. Segundo fontes do Congresso citadas pelas agências Associated Press e Reuters, um suspeito foi detido e um policial, ferido sem gravidade. O tiroteio ocorreu enquanto o Congresso estava em recesso, com a maioria dos seus deputados em seus Estados de origem. Segundo a Polícia Legislativa, os disparos foram registrados no Centro de Visitantes. Ainda não se sabe qual a motivação do suspeito. A polícia de Washington informou por meio de sua conta no Twitter que o tiroteio foi um episódio isolado que não apresenta risco para o público. Funcionários do Congresso americano foram informados para buscar abrigo nos locais onde se encontravam.

Comente agora
28
Mar
Associada a adultos, pedra nos rins também atinge crianças
Postado por: Anacley Souza / 18:11h

Pedras nos rins causam não apenas um desconforto, mas uma dor quase insuportável. Muitos adultos que tiveram a doença comentam que essa é uma das piores dores que existem. Agora, imagina uma criança passar por isso?! Pois é, por isso precisamos estar atentos e saber a melhor forma de tratar. Assim como o adulto, a criança tem a cólica renal como sintoma da doença. Porém, por ser pequena, ela não sabe descrever bem o que sente. “Em geral, elas sentem muita dor abdominal, às vezes, reflete nas costas, e também pode haver sangue na urina. Em alguns casos, pode até ter sintomas que são confundidos com infecção urinaria”, afirma a pediatra especializada em nefrologia Flávia Nassif, mãe de Lara e Luisa. Dos casos de pedra nos rins na infância, 20% costumam estar relacionados a um problema genético. Então se os pais já tiveram o problema, a atenção deve ser maior. “Normalmente, não é necessário fazer cirurgia para a retirada dos cálculos, apenas a implosão da pedra com o laser”, explica Alex Meller, urologista da UNIFESP e da Sociedade Brasileira de Nefrologia, pai de Alice. As crianças têm uma facilidade de eliminar a pedra, porque o canal por onde ela sai é mais maleável. As crises de dor, geralmente são acompanhadas de vômito, devido à intensidade do incômodo. “Quando o problema é genético, um monitoramento deve ser feito a cada seis meses, porque as pedras se formam rapidamente. Já quando este não é o caso, o monitoramento a princípio deve ser feito entre três e seis meses; podendo mudar para um ano se não houver o aparecimento de cálculos”, diz Alex Meller. Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar o aparecimento de pedras nos rins, como diminuir a ingestão de sódio, beber muito líquido e praticar atividade física, conforme explica Flávia Nassif.

Comente agora
28
Mar
OAB protocola novo pedido de impeachment na Câmara
Postado por: Anacley Souza / 18:03h

Nesta segunda-feira (28), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou um novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Com o novo documento, já são agora 12 pedidos pendentes de análise pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), segundo o G1. Um relatório que aponta o suposto crime de responsabilidade por parte da petista no atual mandato deu origem ao pedido da OAB. No ano passado, Eduardo Cunha já havia aceitado outro pedido de impeachment, assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal.

Comente agora
28
Mar
Feira: Adolescente de 16 anos está desaparecida desde sábado (26)
Postado por: Débora Ayane / 18:01h

A adolescente Daniele de Carvalho Santos, de 16 anos, está desaparecida desde o último sábado (26), depois de sair de casa no Conjunto Feira V em Feira de Santana. Daniele saiu por volta das 18h informando a mãe que iria para uma vigília da igreja com uma colega. Segundo Telma Conceição de Carvalho, mãe de Daniele a colega informou que não fez contato com a adolescente e a família suspeita que o namorado possa ter algum envolvimento com o desaparecimento da garota. Telma afirmou que Daniele manteve contato com o namorado por volta do meio dia de sábado e eles haviam discutido e terminado o relacionamento por telefone. A mãe da adolescente disse que o homem tem passagens pela polícia e por isso ela era contra o relacionamento do casal que já durava oito meses.

“A única pessoa que teve contato com ela foi o namorado. Suspeitamos que ele sabe onde ela está. Eu quero minha filha de volta, preciso saber onde ela está. Daniele, aonde você estiver por favor venha embora pra casa”, apelou Telma. Quem tiver alguma informação sobre Daniele de Carvalho Santos pode ligar para o número 181 do disque denúncia ou 75 - 982149237 . (Acorda Cidade)

Comente agora
28
Mar
Boxeador entra em coma após luta na Inglaterra; pai do rival previu o pior
Postado por: Anacley Souza / 17:59h

No último sábado (26), em Londres, (Inglaterra), o boxeador Chris Eubank Jr. venceu o compatriota Nick Blackwell por nocaute técnico no décimo round de uma luta com atuação polêmica da arbitragem. Ex-campeão mundial interino pela WBA (Associação Mundial de Boxe), Chris tomou conta do duelo o tempo todo e viu seu adversário sofrer dentro do ringue até chegar ao nocaute técnico no décimo assalto. O pai do pugilista, Chris Eubank, ex-campeão mundial pela WBO (Organização Mundial de Boxe) e uma das lendas do esporte, percebeu o estrago que seu filho estava fazendo no seu oponente e chegou a adverti-lo a ter compaixão com o rival. Ao final do confronto, Blackwell teve que ser levado para o hospital em coma induzido. Chris Eubank esteve a luta inteira no corner do filho e assistiu Eubank Jr. tomar conta do confronto. Ao perceber que Blackwell já estava bastante machucado e não teria condições de reverter o resultado da luta, o ex-campeão deu instruções para seu pupilo ir com calma no fim do combate. “Se o juiz não fizer nada e você continuar batendo nele desse jeito, ele vai se machucar. Não entendi porque o juiz não interrompeu a luta. Então, você não deveria deixar isso para o árbitro. Você vai terminar essa luta com golpes no corpo dele e não no rosto”, disse ao filho no intervalo de um dos rounds, já prevendo que o rival estava com problemas. Após o nocaute técnico no décimo round, Nick foi levado para o hospital em coma induzido e os médicos detectaram uma pequena hemorragia no cérebro do pugilista.

Comente agora
28
Mar
Mulher é presa acusada de tramar com a amante morte do marido em Salvador
Postado por: Débora Ayane / 17:56h

Duas mulheres foram detidas, acusadas de tramarem a morte do marido de uma delas, devido a vítima tomar conhecimento do relacionamento homoafetivo e exigir a separação das suspeitas. De acordo com informações da polícia, após ser informada a respeito da prisão da companheira Gilmara Sena das Mercês, de 43 anos, a comerciante Rosilene dos Santos Neiva, 42, se apresentou, no Fórum Rui Barbosa, acompanhada de uma advogada e também foi encarcerada por uma equipe do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), em cumprimento do mandado de prisão pelo homicídio do eletricista aposentado Edson da Silva, 63, marido de Gilmara.As mulheres são acusadas de matarem Edson que sabia do caso extraconjugal, mas só passou a condená-lo depois que emprestou R$ 3 mil a Rosilene, que nunca quitou a dívida. Segundo o delegado responsável pelas investigações, Reinaldo Mangueira titular da 3ªDH (Delegacia Homicídios) a partir disso, Edson passou a pressionar a mulher a se separar da companheira, posição que levou as duas a tramarem a morte dele.

Comente agora
28
Mar
Novo pedido de impeachment gera bate-boca na Câmara
Postado por: Anacley Souza / 17:53h

Manifestantes contrários e favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff se hostilizaram nesta segunda-feira (28) no salão verde da Câmara dos Deputados no momento em que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, foi protocolar um novo pedido de afastamento da chefe do Executivo. O dirigente da entidade dos advogados chegou a ser cercado por simpatizantes do governo federal ao ingressar no prédio do Legislativo. No dia 18, a OAB decidiu apoiar o pedido de afastamento de Dilma. Além disso, a Ordem decidiu apresentar um novo pedido de impeachment da petista tendo como base as chamadas "pedaladas fiscais", a renúncia fiscal em favor da Fifa durante a Copa do Mundo de 2014 e a suposta intenção de Dilma de beneficiar um aliado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dando-lhe a prerrogativa de ministro. Parte dos manifestantes que participaram do protesto no Salão Verde foi à Câmara prostestar contra o pedido de impeachment elaborado pelo Conselho Federal da OAB. Ao chegar ao prédio do parlamento, o presidente da OAB foi cercado por manifesfantes que apoiam o governo Dilma, tendo dificuldades para se locomover pelo Salão Verde. Apesar de ter ocorrido bate-boca entre os manifestantes, até a última atualização desta reportagem não havia registro de agressões entre os dois grupos. De um lado, simpatizantes do governo repetiam a frase "A verdade é dura, a OAB apoiou a ditadura". No outro lado, opositores da gestão petista gritava "Fora, PT" e "Lula, ladrão". Apesar de os grupos terem ficado frente a frente, não há registro de agressões.

Comente agora
28
Mar
Morre em Salvador a artista plástica Yeda Maria aos 84 anos
Postado por: Débora Ayane / 17:50h

A artista plástica baiana Yeda Maria Correira de Oliveira, de 84 anos, foi encontrada morta no apartamento onde morava, no bairro da Pituba, em Salvador. De acordo com pessoas próximas à artista, ela foi encontrada no apartamento, por uma vizinha, na noite de domingo (27). Yeda morava sozinha e sofria de diabetes e hipertensão. Segundo o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que fez o registro do caso, a suspeita é de que a morte tenha sido natural, já que não foram encontradas lesões no corpo da artista plástica. O corpo de Yeda Maria foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Salvador, e por volta das 16h ainda permanecia no local. Ainda não há detalhes sobre o velório. Yeda Maria era conhecida internacionalmente e tem obras expostas em museus dos Estados Unidos e Europa. Em novembro de 2015, obras de Yeda fizeram parte da programação especial do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) para o Mês da Consciência Negra.(G1)

Comente agora
28
Mar
'Batman vs Superman' estreia com 2,5 milhões de espectadores no Brasil
Postado por: Débora Ayane / 17:44h

O filme "Batman vs Superman: A origem da justiça" superou 2,5 milhões de espectadores no Brasil de quarta-feira (23) a domingo (27), seus primeiros dias de exibição no país. A arrecadação foi de cerca de R$ 44 milhões nos cinco dias, a maior do período no Brasil. As informações são da Rentrak.O filme arrecadou US$ 424,1 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhões) nas bilheterias do mundo todo em seu final de semana de estreia e se tornou a quarta maior abertura da história do cinema, informou no domingo (27) o Box Office Mojo.Considerando os primeiros dias em cartaz, o longa ficou atrás apenas de "Star Wars: O despertar da força" (2015), com US$ 529 milhões; "Jurassic World" (2015), com US$ 524,9 milhões; e "Harry Potter e as relíquias da morte: Parte 2" (2011), com 483,2 milhões.Além disso, "Batman vs Superman" passa a ser a maior estreia de um filme de super-herói em todos os tempos. Deixou para trás "Os Vingadores" (2012) e "Os Vingadores: Era de Ultron" (2015). Ambos conquistaram US$ 392,5 milhões na abertura global.

Comente agora
28
Mar
Hábitos de alunos que prejudicam desempenho nas provas
Postado por: Débora Ayane / 17:36h

Ao se preparar para provas ou vestibulares, é importante que o aluno seja regrado, pois manter hábitos ruins pode prejudicar o desempenho nos estudos e, principalmente, nas provas. Veja o que você deve evitar.

Muita confiança: confiança é bom, mas não exageradamente. Ter calma e acreditar no seu potencial é importante no momento da prova, mas tudo que é demais, sobra, não é? Se você adota uma postura confiante demais, é provável que você se prepare menos para avaliação. Outro hábito ruim é responder a prova com rapidez ao acreditar que já sabe todas as respostas.

Estar despreparado: geralmente as provas são marcadas com antecedência, então, não há desculpas para o despreparo! É essencial que o aluno tenha uma meta a ser cumprida, ser organizado e ter planejamento de estudos para no momento do exame não dar de “cara” com o despreparo.

Ler sem atenção: a pressa é a inimiga da perfeição, certo? Então na hora da prova, leia atentamente, com calma, para saber exatamente o que a questão está pedindo e assim ter uma resposta coerente.

Não menospreze nenhum conteúdo: se você acha que algum conteúdo não cairá, estude mesmo assim! Ao deixar certos conteúdos de lado, suas chances de ter um bom resultado tendem a diminuir. Assim, você perde algumas oportunidades de pontuar por simples falta de estudo.

Comente agora
28
Mar
Felipe Titto distribui ovos de Páscoa para meninos na rua: 'Faço muito mais'
Postado por: Débora Ayane / 17:30h

Domingo de Páscoa solidário para Felipe Titto. O ator resolveu fazer uma boa ação para crianças de rua e contou tudo em sua conta no Snapchat. "Peguei esses meninos aqui pedindo dinheiro e vamos ali com eles comprar ovo de Páscoa", disse Titto. "Deram um prejuízo ali na loja, mas ainda dava tempo... Antes da meia-noite ainda é Páscoa", contou ele, que levou os meninos em seu próprio carro até a loja de chocolates. "Só para deixar claro que eu mostrei esses moleques que ganharam ovo de Páscoa, coloquei no meu carro e levei para comprar... Não é para mostrar ação social não, porque eu faço muito mais do que isso e ninguém sabe. É só para deixar registrado a felicidade desses meninos que ganham um ovo de chocolate e você aí na sua casa reclamando de barriga cheia", disse ele.

Comente agora
28
Mar
Casa Branca e sede do Congresso são isolados após disparos
Postado por: Débora Ayane / 17:21h

Tiros foram ouvidos no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, informou a imprensa norte-americana nesta segunda-feira, dia 28, citando a Polícia local. Um policial teria ficado ferido, mas não de forma grave, e o atirador teria sido preso, segundo informou a agência de notícias Associated Press (AP).Segundo a emissora "NBC", a região foi isolada por conta de uma "possível ameaça à segurança". A Casa Branca, próxima à sede do Congresso, também está isolada. As pessoas presentes no local foram aconselhadas a procurar um lugar seguro para se abrigar. (Terra)

Comente agora
28
Mar
Feira: polícia continua buscas por corpo de jovem que teve cabeça encontrada em mochila
Postado por: Débora Ayane / 17:15h

A polícia continua as buscas pelo corpo do jovem Pedro Gonzaga Neto, de 21 anos, que teve a cabeça encontrada em uma mochila na manhã de sábado (26), no conjunto Feira VII, em Feira de Santana. De acordo com o site Acorda Cidade, o Corpo de Bombeiros retirou de uma cisterna, na manhã deste domingo (27), um skate e restos mortais em decomposição que seriam do jovem – encontrados pela mãe da vítima, a comerciária Edna Gonzaga. Ela assegura que os restos mortais são do filho, possibilidade já descartada pela polícia. As investigações apontam que o material encontrado pode ser de um animal morto em avançado estado de decomposição. De acordo com o Acorda Cidade, Pedro desapareceu na última sexta-feira (25), após sair de casa para andar de skate em uma praça.

Publicidade

Comente agora
28
Mar
Aprenda a fazer abdominais hipopressivos e diminua sua cintura
Postado por: Débora Ayane / 17:07h

Já utilizados por mulheres no pós-parto e modelos em busca de uma cinturinha de pilão, os abdominais hipopressivos são exercícios que trabalham toda a musculatura do abdômen, sem gerar pressão sobre sua base. Entre os benefícios da técnica, além de uma barriga tonificada, estão a redução de medidas e melhora da incontinência urinária.Mas qual é a diferença para o conceito tradicional? Tudo começou na década de 1950, por conta do pesquisador belga Marcel Caufriez. Ele sugeria que, com algumas posturas específicas, seria possível de estimular os músculos do abdômen sem forçar o períneo, uma estrutura frágil.

Como fazer abdominais hipopressivos

A proposta dos abdominais hipopressivos é fortalecer a região do abdômen sem ocasionar problemas urinários, digestivos ou vasculares. Para isso, é preciso encolher a barriga. Você pode fazer as séries deitada, na posição de quatro apoios ou sentada. Veja as orientações.

1. Fique na posição escolhida e inicie o exercício encolhendo a barriga, enquanto expira o ar dos pulmões. O movimento consiste em encolher os músculos do abdômen, puxando o umbigo totalmente para dentro.

Comente agora
28
Mar
Depois de impasses, população miguelense pode ter mais uma torre de celular
Postado por: Débora Ayane / 16:55h

Após impasses diversos, a população miguelense que sempre esteve refém e penalizada com apenas uma operadora de telefonia móvel, em breve terá a possibilidade de contar com o serviço da Claro. A torre chegou a ser cogitada para sua instalação em três locais diferentes e num deles a obra começou a ser realizada, por diversos motivos, não se concretizou e por pouco questões menores e de pouca relevância não sacrificaram a população miguelense, que viu fugir das mãos a possibilidade de um sinal de outra operadora de telefonia móvel na cidade. (Criativa Online)

Comente agora
28
Mar
Relator divulga na quarta cronograma para investigar Eduardo Cunha
Postado por: Débora Ayane / 16:53h

O deputado Marcos Rogério (PDT-RO), relator do processo que apura se o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cometeu quebra de decoro parlamentar – e que pode resultar até em cassação – vai apresentar na próxima quarta-feira (30) o cronograma das investigações até a elaboração do parecer final sobre o caso.Na última terça (22), Cunha apresentou sua defesa, e o processo entrou, oficialmente, na fase de coleta de provas.Marcos Rogério terá 40 dias úteis para analisar documentos e ouvir testemunhas até apresentar o relatório final, que pode recomendar desde absolvição até a cassação do mandato parlamentar.O prazo só termina em 18 de maio, mas o relator pode antecipar a apresentação do parecer.Conforme a assessoria do Conselho de Ética, a intenção de Marcos Rogério é detalhar, na próxima quarta, aos demais integrantes do colegiado o formato das investigações – documentos que serão analisados e testemunhas que podem ser ouvidas. Tanto o relator quanto o acusado têm direito de escolher oito testemunhas.

Comente agora
28
Mar
Petra Mattar posa de biquíni com a mãe e ganha declaração carinhosa
Postado por: Débora Ayane / 16:49h

Petra Mattar e sua mãe, Fabiana Sá, mostraram nesta segunda-feira, 28, que têm uma relação muito carinhosa entre mãe e filha. "Minha vida", escreveu Fabiana, carinhosa, em sua conta no Instagram, ao postar uma foto ao lado da filha. As duas posaram juntinhas de biquíni curtindo um dia de sol. Apesar da separação entre Fabiana Sá e o ator Maurício Mattar, pai da jovem, Petra também se dá muito bem com o ator. Ela publicou uma foto em sua conta no Instagram em que aparece se divertindo ao lado de Maurício Mattar. "Vamos querer ser normais, pai!", brincou ela na legenda.

Comente agora
28
Mar
Advogados pedem que OAB suspenda novo pedido de impeachment à Câmara
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:48h

Um grupo de advogados e juristas entregou nesta segunda-feira (28), ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, um requerimento para que a entidade suspenda o apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. A OAB agendou para esta segunda a entrega de um novo pedido de impedimento da presidente Dilma à Câmara, que inclui as declarações do senador Delcídio Amaral (sem-partido-MS) em delação premiada firmada com a Procuradoria-Geral da República no âmbito da Operação Lava Jato. Liderado por Marcelo Lavènere, presidente da Ordem na época da renúncia do ex-presidente Fernando Collor de Mello, o grupo de advogados contra o impeachment alega que a posição assumida pela entidade não representa a categoria. O jurista Dalmo Dallari e o advogado Celso Antonio Bandeira de Mello também endossam o movimento contrário ao impeachment. Em nota, os advogados contrários ao impeachment afirmam que a proposta é "um erro brutal". "Essa decisão, por sua gravidade e consequências, que lembra o erro cometido pela Ordem em 1964, jamais poderia haver sido tomada sem uma ampla consulta aos advogados brasileiros, em termos absolutamente transparentes e democráticos, assegurando-lhes o acesso às diferentes posições a respeito do grave momento nacional e das soluções adequadas do ponto de vista da preservação da Constituição e do Estado Democrático", afirma o comunicado. 

Comente agora
28
Mar
Mulher exorciza a Câmara de S. A. de Jesus após revelação de R$ 273 mil de gastos com combustível para 2016. Veja o vídeo:
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:28h

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus divulgou edital para aquisição de combustível. O quantitativo da gasolina licitado assim como os valores da licitação foi questionado pela ONG Observatório Social o que desencadeou uma serie de criticas da imprensa de vereadores da própria Câmara e pela população em geral. Na ultima segunda feira (dia 21 de março, semana passada) durante sessão da Casa Legislativa, uma senhora conhecida pela comunidade como irmã Margarida, adentrou no plenário com cajado na mão e fez uma sessão de exorcização, literalmente rodando o "cacete" no plenário. Isto causou um desconforto muito grande em todos os presentes.

Assista ao vídeo, mulher exorciza Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus: 

O presidente do Observatório Social de Santo Antônio de Jesus, Edmundo Peixe, havia dito no dia 17 de março em entrevista apontou sobre o uso dos carros oficiais usado pelos edis, o presidente da ONG disse ainda que os gastos com o combustível para esses veículos ficaram em torno de R$ 250.000,00 reais e para o ano de 2016 foi feita a licitação de R$ 273.000,00 reais. “Nós questionamos essa situação há tempo, o ex-presidente alegou que os colegas precisam desse combustível para visitar as escolas, postos de saúde, fornecimento de água, estradas do interior do município”, expôs. Santo Antônio de Jesus é um município pequeno, então se fez a comparação com outros municípios. Pegando por base Valença que se iguala na quantidade de habitantes, sendo que tem uma área territorial extensa quatro vezes maior que Santo Antônio e o gasto mensal são de R$ 3.000 reais com combustível, com um detalhe importante, a população de Valença que habita na zona rural é de 39%, já a de Santo Antônio é de apenas de 13%, aí nos perguntamos, onde é que o vereador precisa gastar mais com combustível?”, concluiu.

Publicação do Observatório Social do município nas redes sociais:

Um comentário
28
Mar
Especialistas alertam para o risco de extinção de animais polinizadores no mundo
Postado por: Débora Ayane / 16:12h

A preservação de espécies de animais polinizadores é importante não apenas para a biodiversidade do planeta, mas para garantir a oferta de alimentos para a população. Mais de três quartos das principais lavouras de alimentos no mundo dependem, em algum grau, dos serviços de polinização animal, seja para garantir o volume ou a qualidade da produção e cerca de 90% das plantas também dependem dessas espécies.Essas informações e os problemas que cercam os polinizadores foram estudadas pelos especialistas da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), criada no âmbito das Nações Unidas. O grupo divulgou um estudo alertando que um número crescente de espécies de animais polinizadores está ameaçado de extinção em todo o mundo.O relatório “Polinização, polinizadores e produção de alimentos”, divulgado durante sessão plenária da IPBES, no último dia 26 de fevereiro, em Kuala Lumpur, na Malásia, aponta que fatores como a mudança no uso da terra, a agricultura intensiva, o uso indiscriminado de pesticidas e alterações climáticas estão colocando em risco a biodiversidade dos polinizadores e, em consequência, a produção de alimentos, o equilíbrio dos ecossistemas, a saúde e bem-estar das pessoas e a economia global.Os polinizadores mais conhecidos são as abelhas, mas há também outras espécies, como moscas, borboletas, besouros, pássaros, morcegos e alguns vertebrados, como lagartos e pequenos mamíferos.

Comente agora
28
Mar
Após se casar às pressas devido a câncer, mulher tem recuperação surpreendente
Postado por: Débora Ayane / 16:03h

Uma paciente com câncer de ovário progressivo decidiu se casar às pressas com seu marido após o diagnóstico. No entanto, para surpresa até mesmo dos médicos, foi registrada uma recuperação notável após a cerimônia. Sereena Scott, 32 anos, casou-se com seu noivo, Robert, 37, na enfermaria do hospital. "Robert era minha força e fez seu melhor para manter meu espírito elevado", afirmou Sereena em entrevista ao Daily Mail. Após a cerimônia, a quimioterapia mostrou resultados significativos, com redução do tumor. "Eu nunca imaginei que o casamento iria simbolizar o início de um novo capítulo, todos nós pensávamos que eu estava prestes a morrer", disse. Já fora do hospital, Sereena ainda precisa fazer check-ups a cada três meses. "Eu não posso esperar para começar meu futuro com Robert. Nós esperamos adotar uma criança". Em outubro de 2015, o casal realizou uma nova cerimônia para simbolizar a recuperação de Sereena.

Publicidade

Comente agora
28
Mar
Vídeo: Microsoft quer "teletransportar" usuários do HoloLens com nova tecnologia
Postado por: Débora Ayane / 15:56h

A Microsoft quer colocar usuários do HoloLens para conversar um com os outros, mesmo que eles não se encontrem no mesmo ambiente usando a chamada tecnologia “holoportation”, desenvolvida por sua divisão de pesquisa. Trata-se de um produto do Interactive 3D Technologies, grupo da área de pesquisa da companhia, que divulgou um vídeo demonstrando o holoportation. Nele, diferentes pessoas estão ao lado de Shahram Izadi, gerente de pesquisa do grupo. Enquanto Izadi está “ao vivo”, as outras pessoas que se reúnem a ele estão presentes em suas versões virtuais. O sistema utiliza uma plataforma de captura especializada para mapear como uma pessoa se movimenta em tempo real e envia uma imagem 3D para o usuário do HoloLens para que as duas pessoas possam conversar uma com as outra. Há ainda partes chaves da interação humana que estão faltando. Usuários do Holoportation não podem se tocar, óbvio, e é possível que uma pessoa possa atravessar o holograma da outra no meio de uma conversa. Há ainda a questão do campo de visão do HoloLens – usuários somente conseguem ver seus parceiros de reunião através de uma janela retangular no centro de suas visões. Isso significa que pessoas que se “holoportam” nas conversas poderiam parecer que estão flutuando. Algo que é difícil saber sem testar o dispositivo propriamente. Alex Kipman, líder do projeto HoloLens na Microsoft, demonstrou a habilidade em uma conferência TED no mês passado em Vancouver.

Comente agora
28
Mar
Mostrando-se avesso a Andrade, Délcio reafirma a possibilidade de lançar pré-candidatura a prefeito de S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 15:51h

O período para mudanças de partido e novas afiliações está se aproximando de seu prazo final e já é visível que os políticos santoantoniense já têm decidido de que lado fica pelo menos até o próximo pleito. A incógnita, no entanto é o vereador Délcio Mascarenhas (PP). Indeciso em qual rumo irá tomar nas eleições 2016, Mascarenhas ainda não sabe se sai candidato a prefeito, ou se continua na vereança e apoia uma provável pré-candidatura de Dalva.

"A melhor chapa que temos é Euvaldo e Dalva": O que podemos dizer é que há uma rusga entre Mascarenhas e o deputado Rogério Andrade (PSD) está se definindo. O deputado que vem tentando uma aliança com o grupo de Euvaldo Rosa e essa aproximação tem deixado o edil desconfortável. Em declarações anteriores, Délcio recordou novamente que Andrade puxou a cadeira de Dalva Mercês (PSD) nas eleições de 2012, quando mudou de lado, traindo o grupo. Estudando ligações partidárias que lhe seja favorável, é sabido que o vereador tem visitado vários partidos em especial o DEM. Em entrevista a uma emissora de rádio, o progressista ainda afirmou que é preciso avaliação para que decisões que defenderão os direitos da sociedade. Para Mascarenhas, qualquer candidatura deve ser amadurecida, ouvindo suas lideranças e colocando na balança o que de fato pode favorecer ao grupo, “defendo também a candidatura de Dalva Mercês (PSB), que já foi vice-prefeita e nas últimas eleições teve um numero de votos bastante expressivos. Não está descartada a possibilidade da Dalvinha se lançar candidata ou quem sabe o próprio Euvaldo (sem partido), que teve uma administração exemplar. A melhor chapa que temos é Euvaldo e Dalva”, disse.

Se o grupo definir com Rogério Andrade? Questionado de que se o grupo decidir defender a candidatura de Andrade, poderá abandonar o barco, o edil afirmou que não pretende se desligar da conjuntura, no entanto, mostrou-se avesso a essa discussão, “quero esgotar até a última possibilidade de lançar alguém que já seja maduro, dentro de nossa base sendo discutida pelos nossos pares e não descarto a possibilidade de me lançar como pré-candidato contando com o apoio de meu grupo, de Dalvinha e de Euvaldo”, ressaltou.

  1. Redação Voz da Bahia - Anacley Souza
Um comentário
28
Mar
Acidente deixa três feridos em Barreiras; carros ficaram destruídos
Postado por: Débora Ayane / 15:50h

Três pessoas ficaram feridas após uma batida entre dois carros na localidade conhecida como Estrada do Café, no Anel da Soja, zona rural de Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar da cidade, o acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (28). Os veículos envolvidos foram um carro de passeio e uma caminhonete. Os dois ficaram destruídos depois da batida. Segundo a polícia, a caminhonete seguia sentido BR-242, quando o condutor do carro de passeio perdeu o controle e bateu no outro veículo. Ainda conforme a polícia, cinco pessoas viajam nos dois veículos envolvidos no acidente. Três tiveram ferimentos e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital do Oeste. Não há detalhes do estado de saúde delas. A estrada ficou interditada por duas horas, o que causou uma grande fila de caminhões no local do acidente, informou a polícia.

Caminhonete envolvida no acidente que deixou três feridos no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/ Blog do Braga)Caminhonete envolvida no acidente que deixou três feridos no oeste da Bahia (Foto: Edivaldo Braga/ Blog do Braga)

Comente agora
28
Mar
Saúde Animal: como tratar a obesidade do seu pet
Postado por: Débora Ayane / 15:45h

Se, para nós, uma alimentação desequilibrada aliada ao sedentarismo, já é ruim o suficiente para a balança e a saúde, com os pets não é muito diferente. Por mais que possamos achar fofinho nossos animais de estimação que estão acima do peso, a obesidade vem acompanhada por uma série de riscos, como a propensão à diabetes, problemas cardíacos e respiratórios, dificuldade de locomoção e dores nas articulações. Há, também, animais que ficam sedentos e completamente sem resistência para pequenos passeios e brincadeiras.Muitos tutores só percebem que seu pet está obeso quando a situação já está grave. Por isso, o proprietário deve estar sempre atento para as mudanças comportamentais e alterações na conformação corporal do animal. A obesidade animal nada mais é do que o acúmulo excessivo de gordura nas zonas de depósito de tecido adiposo. Um excesso de peso igual ou superior a 20% do normal indica, geralmente, obesidade. A melhor forma de identificar se o animal está com excesso de peso é observando-o. Se o corpo estiver muito arredondado, apresentando um acúmulo excessivo de gordura, principalmente, no tórax, cintura e base de cauda, e se as costelas não estiverem visíveis e fáceis de apalpá-las, é hora de tomar as primeiras providências e abandonar velhos hábitos. Alguns sintomas também facilitam a indicação do quadro de obesidade como quando o animal pede comida várias vezes ao dia, não gosta de praticar exercícios, apresenta dificuldade para caminhar e dorme muito.

Comente agora
28
Mar
Lula: apesar de ser competente, Moro foi "picado pela mosca azul"
Postado por: Débora Ayane / 15:38h

Durante entrevista concedida a jornalistas estrangeiros nesta segunda-feira (28), em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato, é competente e inteligente, mas "foi picado pela mosca azul", que significa que uma pessoa está deslumbrada com o poder. "O Moro é inteligente e competente, mas foi picado pela mosca azul", disse Lula. Na semana passada, Lula criticou o juiz publicamente ao dizer que a Lava Jato trouxe prejuízos à economia, apesar de ser necessária para o país. O petista falou por mais de duas horas para representantes de veículos como o "The New York Times", "El País" e de agências como a AP, Reuters, Efe e France Presse, segundo 'O Globo'. O ex-presidente disse ainda ficar triste ao ver o PMDB sair da base aliada. "Vejo com muita tristeza o PMDB abandonar o governo ou se afastar. Pelo que eu estou sabendo, os ministros do PMDB não sairão e nem a Dilma quer que eles saiam", disse Lula, que complementou dizendo que ainda tensiona procurar lideranças do partido, entre eles Michel Temer, para entender as razões do rompimento. "Por que o PMDB quer sair do governo? Porque o PMDB não concorda com a política econômica. Isso tem que ficar explícito. Ninguém gosta de apoiar um governo quando ele não está bem na opinião pública", reflete. O ex-presidente disse ainda que mesmo que não possa assumir a Casa Civil, aceita participar do governo como conselheiro, segundo o jornal. No último dia 23, Jaques Wagner foi deslocado da Casa Civil para a chefia de gabinete para que Lula pudesse se tornar Ministro-Chefe da pasta. O próprio Wagner disse que caso o ex-presidente não possa assumir o cargo, deverá ser mantido no governo, como assessor especial. Sobre a economia, Lula diz que o governo precisa fazer desonerações e adotar outras medidas para que a economia possa voltar a crescer, numa aposta no potencial do mercado interno do país. (N. ao Minuto)

Comente agora
28
Mar
Escritor Luis Fernando Verissimo é internado com infecção respiratória
Postado por: Débora Ayane / 15:31h

O escritor Luis Fernando Verissimo, 79 anos, está internado desde a última sexta-feira no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na zona sul do Rio, e seu estado de saúde é estável. De acordo com o boletim médico divulgado hoje (28) pelo hospital, o escritor permanecerá internado para tratamento de infecção respiratória e arritmia cardíaca. Em 2013, Luis Fernando Verissimo foi internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, após apresentar sintomas de angina (dores no peito). Ele chegou a ficar internado no Centro de Terapia Intensiva, mas seu estado clínico melhorou. Verissimo foi transferido para um apartamento e dias depois, liberado do hospital.

Comente agora
28
Mar
BNDES registra lucro líquido de R$ 6,199 bilhões em 2015
Postado por: Débora Ayane / 15:24h

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou lucro líquido de R$ 6,199 bilhões em 2015. Em nota, a instituição de fomento informou que o resultado de intermediação financeira alcançou R$ 18,691 bilhões, 39,6% superior ao registrado em 2014, ajudando a compensar o prejuízo de R$ 7,641 bilhões da BNDESPar, empresa de participações do banco. Em 2014, a BNDESPar havia registrado lucro de R$ 2,905 bilhões. Segundo relatório da BNDESPar entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a receita com dividendos e juros sobre capital próprio reduziu em R$ 2,1 bilhões na passagem de 2014 para 2015, mas o principal fator para explicar o prejuízo foi a baixa contábil (impairment) de R$ 12,6 bilhões por causa da participação na Petrobras. "Em 31/12/15, motivado pela constatação de evidências objetivas de perda em sua participação na Petrobras, a BNDESPAR realizou teste de impairment no investimento e concluiu pela redução do seu valor esperado de recuperação a um patamar inferior ao respectivo custo de aquisição", diz o relatório da BNDESPar.

Comente agora
28
Mar
Turista inglesa tenta alcançar a nado navio de cruzeiro e é resgatada
Postado por: Débora Ayane / 15:16h

Uma turista inglesa de 65 anos tentou alcançar a nado um navio que zarpou no sábado à noite sem ela do porto de Funchal, na ilha portuguesa da Madeira. Quatro horas mais tarde, foi resgatada por pescadores, informaram nesta segunda-feira (28) as autoridades portuárias. Um grupo de pescadores avistou a mulher em águas do Oceano Atlântico no sábado à meia-noite, a 500 metros da costa. Ela tremia e segurava uma pequena mala, informou Felix Marques, responsável pelo porto de Funchal. Os pescadores perceberam a mulher graças a seus gritos, acrescentou. Segundo a imprensa local, a turista deixou o navio Marco Polo em Funchal, onde fez escala, depois de discutir com o marido. Os dois decidiram voltar para a Grã-Bretanha de avião, mas se separaram e ela achou que ele tinha voltado para o navio. Do aeroporto, na costa leste da ilha, ela viu passar o navio a caminho de Lisboa e pulou na água às 20h com a intenção de nadar até o cruzeiro, de acordo com Marques. Quatro horas mais tarde, foi resgatada e levada a um hospital com hipotermia. (G1)

Publicidade

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com