As comentadas


Bom dia , Terça-feira, 21/04/2015









Enquete



Reflita

Blog

01
Dez
Motorista morre em grave acidente na Linha Verde
Postado por: Samile Macêdo / 13:38h

O motorista de um veículo Celta morreu no início da manhã desta segunda-feira (01) após se envolver em um grave acidente na Linha Verde. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o carro em que a vítima estava colidiu com um Renault por volta das 6h30 no km 133 da BA 099. Edenilson Gonzaga Ferreira ficou com o corpo preso às ferragens e equipes do Corpo de Bombeiro foram chamadas ao local para realizar a remoção. A equipe permanece no local aguardando a chegada da Polícia Técnica para a liberação da vítima. O acidente aconteceu no acostamento e, por este motivo, a PRE informa que a situação não deixa o trânsito lento no local. A PRE não soube informar o estado do motorista do segundo veículo. (Aratu)

Comente agora
01
Dez
IBGE: Brasil reduz taxa de mortalidade infantil
Postado por: Samile Macêdo / 13:30h

O país conseguiu nova redução na taxa de mortalidade infantil na passagem de 2012 para 2013, segundo os dados das Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2013, divulgadas nesta segunda-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de mortalidade infantil, até 1 ano de idade, ficou em 15 para cada mil nascidos vivos em 2013. Em 2012, essa proporção era de 15,7 óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos. A maior taxa no ano passado foi observada no Maranhão, de 24,7 bebês a cada mil nascidos vivos. O menor resultado foi de Santa Catarina, 10,1 bebês por mil nascidos vivos. Já a taxa de mortalidade na infância no país, que considera crianças até os 5 anos de idade, foi de 17,4 por mil nascidos vivos em 2013. A mortalidade na infância também é maior no Maranhão, 28,2 crianças por mil nascidas vivas, e menor em Santa Catarina, 11,8 a cada mil. Entre 2012 e 2013, o Brasil teve aumento na expectativa de vida em todas as idades, principalmente nas faixas iniciais da distribuição, com ênfase nos menores de 1 ano e com maior intensidade na população masculina. No entanto, o IBGE destaca que, no Japão, a mortalidade infantil é de apenas dois óbitos por mil nascidos vivos, enquanto a mortalidade na infância é de três a cada mil. Também de acordo com o mesmo levantamento do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro subiu quatro anos. (BN)

Comente agora
01
Dez
Ana Paula Minerato posa sexy: 'Me vejo mais gostosa que no passado'
Postado por: Samile Macêdo / 13:13h

Ana Paula Minerato posou sexy usando um body branco de crochê em um estúdio na zona oeste de São Paulo para a exposição fotográfica de Cadu Assalin, que vai explorar a sensualidade das mulheres e deve ser lançado no início de fevereiro, em São Paulo. "Nunca admirei meu corpo como hoje. Estou mais satisfeita. Olho no espelho e me vejo mais gostosa do que no passado", disse a atriz, segundo a agência de fotos que divulgou as imagens. (Ego)

Comente agora
01
Dez
"Por que chora, papai?", pergunta criança antes de morrer
Postado por: Samile Macêdo / 13:09h

As últimas palavras de uma menina britânica de 5 anos de idade foram "por que você está chorando, papai?". Ela morreu devido a uma parada cardíaca, enquanto estava internada em um hospital de Winchester, na Inglaterra. As informações são do Daily Mail. Segundo a publicação, Ward Alshammary havia sido levada ao hospital após passar mal, três dias antes da data da sua morte. Na situação, ela foi encaminhada de volta para casa e sua doença não foi identificada. Dois dias depois, os pais de Ward retornaram ao hospital e ela ficou internada, após ser diagnosticada com uma infecção entre os pulmões e na cavidade torácica. Rapidamente, seu estado de saúde foi piorando e, no dia seguinte, ela morreu. Antes de morrer, Ward olhou para seu pai, que chorava ao lado de seu leito no hospital e viu que ele chorava. "Por que você está chorando, papai?", disse ela, após lhe dar um beijo na bochecha. Logo em seguida, sofreu uma parada cardíaca. "Ela dizia que, quando crescesse, queria ser pediatra", comentou Badr Alshammary, pai da criança. "Nós sabemos que nada pode trazer Ward de volta, mas esperamos descobrir exatamente o que aconteceu, para que não ocorra novamente com outras pessoas", disse. Os pais de Ward procuram saber se a vida da criança teria sido poupada, caso o primeiro diagnóstico fosse correto. (Terra)

Comente agora
01
Dez
Começam nesta segunda (1º) inscrições para estudar na França
Postado por: Samile Macêdo / 13:06h

Começam nesta segunda-feira (1º) as inscrições para estudantes brasileiros que querem fazer graduação ou pós-graduação em universidades da França. Para realizar as inscrições, os interessados devem buscar o Campus France, agência responsável pela promoção de estudos na França pelo mundo. O órgão possui um site para recolher as candidaturas. No portal, há opções para iniciar a graduação (Licence) em uma das 74 universidades públicas do país; estudar em uma das 20 escolas de arquitetura francesas; iniciar um curso tecnológico (DUT); ingressar no 2º ou 3º ano de graduação (Licence 2 ou Licence 3) ou ingressar no 1º ou 2º ano de pós-graduação (Master 1 ou Master 2). Após escolher o curso e a instituição, é preciso conhecer os pré-requisitos para a candidatura, como o nível exigido de conhecimentos em francês ou inglês. Todas essas informações podem ser consultadas no site das universidades ou escolas francesas. Há 250 instituições de ensino conectadas ao Campus France. Caso a escola pretendida não esteja na lista da agência, a candidatura deverá ser apresentada diretamente à instituição de ensino. Se o candidato for aceito, ele precisará realizar um procedimento junto ao Campus France antes de solicitar o visto de estudante no consulado. 

Comente agora
01
Dez
Salvador não pode querer tudo, diz Paiva sobre limites territoriais
Postado por: Samile Macêdo / 12:46h

Em entrevista ao programa Conexão CBN, o prefeito da cidade de Lauro de Freitas, Márcio Paiva (PP), disse acreditar que a partir de 2015, com Rui Costa (PT) como governador, a Região Metropolitana de Salvador terá uma atenção especial. “Quem tem que pensar na Região Metropolitana é o governo estadual. Eu não tenho dúvidas que Rui dará mais atenção e o metrô chegará até Lauro de Freitas”, afirmou. Sobre a discussão em torno dos limites territoriais entre Lauro de Freitas e Salvador, Paiva frisou que vai “brigar por cada metro quadrado” e que essa é “uma briga da cidade”. “Estamos entre as dez cidades que mais cresceram no Brasil. Pra discutir limite e áreas de conflitos tem que ter muita coragem e Wagner foi feliz quando sentou para conversar sobre essa questão. A discussão é ampla. Lauro de Freitas já abriu mão de muita coisa e já foi muito penalizada, Salvador não pode querer tudo”. Questionado sobre a relação com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), Paiva afirmou não ter nenhum problema com o democrata. “Ele é um político de sucesso. Nós precisamos amadurecer e discutir a cidade. A hora de discutir política partidária é nas eleições”, disse. (Política Livre)

Comente agora
01
Dez
Dias D'Ávila: dupla de assaltantes morre durante fuga
Postado por: Samile Macêdo / 12:44h

Dois assaltantes morreram, na noite deste domingo (30), após praticarem um assalto em Dias D’Ávila, Região Metropolitana de Salvador. A ação que aconteceu na Rua Boa Esperança, no Centro do município, ocorreu por volta das 23h, após a dupla tomar de assalto o celular de Gregori da Silva Campos, 21 anos. Segundo informações da Polícia Militar da 36° CIPM, de Dias D'Ávila, Alexandre de Souza, 27 anos, e seu parceiro de nome não identificado, estavam em posse de uma motocicleta Honda CG Titan KS, preta, placa JRL-6000, quando abordaram a vítima. Após o ocorrido, homens da PM foram acionados, iniciando uma perseguição aos criminosos que fugiram logo após a PM dar voz de prisão. Segundo a PM, ao serem abordados os suspeitos fugiram do local - eles estavam em Amado Bahia, município de Mata de São João -, disparando tiros contra os policiais da operação que revidaram, atingindo-os. Os suspeitos foram socorridos para o Hospital Municipal de Dias D'Ávila, onde ambos vieram a óbito. Ainda de acordo com informações da PM, os homens estavam de posse de um revólver Taurus, calibre 32, com três cartuchos intactos e três deflagrados e um revólver Taurus, calibre 32, com dois cartuchos deflagrados. (Bocão News)

Comente agora
01
Dez
A partir desta segunda, carteira de habilitação está mais cara
Postado por: Samile Macêdo / 12:33h

A partir desta segunda tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está mais caro no Brasil. Só para realizar as aulas práticas de direção, por exemplo, o candidato terá que desembolsar cerca de 25% a mais do que ele teria que pagar até o mês passado. Isso porque uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou o número mínimo de horas/aula que o candidato deve fazer antes de se submeter ao exame de prática de direção veicular. O valor exato do acréscimo varia de acordo com a autoescola ou o serviço que for escolhida pelo aluno. Segundo o texto da resolução 493, de 5 de julho deste ano, os alunos deverão fazer o mínimo de 25 horas/aula práticas para a categoria B – antes eram 20horas/aula. Dessas, cinco precisarão ser realizadas no período noturno. Além de ampliar a carga horária, o documento prevê o uso de simuladores à noite. Entretanto, não se trata de uma obrigatoriedade e sim de uma opção para autoescolas e alunos. Aqueles que desejam adicionar à CNH a categoria A (moto) terão que fazer o mínimo de 15 horas/aulas práticas, sendo que três delas precisarão ser desempenhadas no período noturno. Já os motoristas que quiserem acrescentar a categoria B terão que completar 20 horas/aula. Quatro delas deverão ser ministradas à noite. 

Comente agora
01
Dez
Jequié: Ao tentar consertar luz de refletor, garoto morre eletrocutado
Postado por: Samile Macêdo / 12:28h

Um adolescente de 17 anos morreu eletrocutado e caiu de uma altura de sete metros ao tentar consertar a luz de um refletor da Quadra Esportiva Pingo de Ouro, no município de Jequié, região sudoeste da Bahia, na noite de domingo (30). Segundo informações da delegacia da cidade, a vítima jogava futsal com amigos quando o equipamento deu defeito. A ocorrência foi registrada por volta das 22h. Conforme a polícia, assim que a luz se apagou, o adolescente subiu na torre para consertar o equipamento, quando tomou a descarga elétrica. Ele morreu no local. Ainda segundo a polícia, as outras pessoas que estavam no local não ficaram feridas. A polícia acrescenta que os moradores já haviam reclamado de problemas anteriores com o refletor, mas a situação não havia sido resolvida. Ainda de acordo com a delegacia, a área onde ocorreu o acidente é terreno da prefeitura. Através de nota, a Prefeitura de Jequié informou ao G1 que ao tomar conhecimento da ocorrência, enviou representantes ao local. A gestão municipal disse ainda que lamenta o ocorrido.

Comente agora
01
Dez
Adin do IPTU de Salvador volta a julgamento no início de 2015 após relator intimar autores
Postado por: Samile Macêdo / 12:21h

O julgamento do mérito final da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) aberta contra o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Salvador deverá acontecer no início de 2015, não mais até o final deste ano, como esperava a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), autora da ação. O relator da ação, desembargador Roberto Frank, para dar prosseguimento ao feito, intimou OAB-BA, assim como do amicus curiae da petição, PSB, para que prestem informações, em trinta dias, sobre o mérito da ação. O julgamento da ADI começou no dia 30 de julho deste ano. Em agosto, o Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou o pedido liminar apresentado pela OAB. Após a manifestação do requerente, as informações serão juntadas e os autos seguirão para o procurador-geral do Estado, e posteriormente para o procurador-geral de Justiça. Eles terão mais quinze dias para se manifestarem, para que os autos voltem para o gabinete do desembargador. Com isso, o julgamento final do mérito da ação, deverá acontecer no início de 2015. (BN)

Comente agora
01
Dez
Petrobras pode não patrocinar Carnaval de Salvador, diz colunista
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:08h

A Petrobras pode não destinar nenhum recurso ao Carnaval de Salvador em 2015, de acordo com a coluna de Felipe Patury, da revista Época. A estatal teria mandado avisar à equipe do prefeito ACM Neto que não repetirá o patrocínio à festa, dedicado nos últimos anos. No entanto, a companhia seguiria com o apoio financeiro aos blocos afros, como Ilê Aiyê e Olodum.

Comente agora
01
Dez
Revisão na expectativa de vida vai mudar valor de novas aposentadorias
Postado por: Letícia Oliveira / 12:01h

Os trabalhadores que pedirem aposentadoria por tempo de contribuição à Previdência Social vão receber um benefício um pouco menor – ou terão que trabalhar mais dias para receber o mesmo valor. Isso acontece porque o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para cima, nesta segunda-feira (1º), a expectativa de vida do brasileiro. Com isso, o Ministério da Previdência irá atualizar a tabela do chamado "fator previdenciário", que é incluído no cálculo dos benefícios. A mudança vale apenas para as novas aposentadorias e não muda nada para quem já é aposentado. O Ministério ainda não informou quando a tabela do fator previdenciário entrará em vigor. Segundo o IBGE, a expectativa de vida ao nascer subiu de 74,6 anos em 2012 para 74,9 no ano passado. Houve elevação também da expectativa de sobrevida – ou seja, a quantidade de anos estimada para cada faixa etária – para todas as faixas etárias. Como o fator previdenciário leva em conta a expectativa de vida dos brasileiros – quanto maior a expectativa de sobrevida, menor o valor do benefício, já que se espera que o contribuinte vá recebê-lo por mais tempo – a mudança vai reduzir o valor dos benefícios. (G1)

Comente agora
01
Dez
Amargosa: Polícia Civil divulga imagem e nome dos foragidos da delegacia de Itatim
Postado por: Letícia Oliveira / 11:59h

A Polícia Civil de Amargosa divulgou a relação dos presos foragidos da delegacia do município de Itatim, em rebelião acontecida na tarde desta sexta-feira(28). Entre os fugitivos três são de Amargosa, um é de Castro Alves e são perigosos, sendo eles Carlos Junior Abrita Andrade, vulgo "Mineiro, considerado pela Polícia Civil o maior arrombador de Amargosa; Leandro de Jesus Araújo, vulgo "Léo", acusado de vários assaltos e formação de quadrilha, preso quando planejava um assalto aos Correios de Amargosa e Carlos Antonio Silva dos Santos, vulgo "DJ", também acusado de cometer vários assaltos a mão armada em Amargosa, a pedestres e estabelecimentos comerciais. O delegado da Polícia Civil de Amargosa, Adilson Bezerra, solicita para quem tiver qualquer informação sobre a localização dos foragidos que entre em contato com a Polícia pelo Telefone 36341611, WhatsApp 7582952189. (Amargosa News)

Comente agora
01
Dez
Azul fecha a compra de 35 Airbus A320 Neo por US$ 3,6 bilhões
Postado por: Letícia Oliveira / 11:52h

A Airbus anunciou nesta segunda-feira (1º) a assinatura de um contrato com a companhia aérea brasileira Azul para a venda de 35 aviões A320neo, a versão remotorizada de seu principal modelo de médio alcance, pelo valor de US$ 3,6 bilhões a preço de catálogo. "A companhia, que já fez um pedido de 28 A320neo por meio de um contrato de leasing, escolheu as aeronaves da família A320neo para assegurar as linhas nacionais de forte densidade, em particular Campinas-Salvador e Campinas-Recife", afirma um comunicado da Airbus. A Azul escolheu, ainda, equipar sua frota com motores Leap do grupo CFM (empresa conjunta do grupo francês Safran e da americana GE Aviation), que promete 12% de economia de combustível. "A Azul é uma companhia que liga todo o Brasil. Com mais de 100 destinos, a Azul terá em breve um maior número de assentos em seus voos de maior distância, o que nos permitirá reduzir os custos operacionais", afirmou David Neeleman, presidente fundador da Azul.

Comente agora
01
Dez
SSA: Taxistas passam a cobrar bandeira 2 a partir desta segunda-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 11:50h
Quem quiser andar de táxi em Salvador terá que pagar mais caro em dezembro. Nesta segunda-feira (1), os taxistas passam cobrar bandeira 2 a qualquer hora do dia. Os usuários do sistema de transporte, assim como nos anos anteriores, pagarão 39,7% a mais, ou seja, R$ 2,85 a qualquer momento até o dia 31. Nos dias úteis (segunda a sexta-feira), o valor cobrado pela bandeira 1 é R$ 2,04, das 6h às 21h. A  bandeira 2, que custa R$ 2,85, é aplicada aos sábados, a partir das 14h e até as 6h de segunda-feira. O aumento na corrida durante o mês de dezembro é liberado pela Gerência de Táxi e Transportes Especiais (Getax) e autorizado desde 2006 por decreto municipal como forma de garantir o 13º salário da categoria. (Aratu)
Comente agora
01
Dez
FGV: previsão para IPC-S de 2014 sobe de 6,4% para 6,8%
Postado por: Letícia Oliveira / 11:48h

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getulio Vargas (FGV) deve fechar 2014 acima do teto da meta da inflação oficial de 6,50%. Nesta segunda-feira, 01, o coordenador do IPC-S, Paulo Picchetti, elevou a projeção para o dado fechado deste ano, de 6,40% para 6,80%. Segundo ele, a aceleração do IPC-S para 0,65% em novembro (ante 0,49%), com a taxa acumulada passando para 6,81% em 12 meses, reforça a percepção de desconforto com a inflação. O resultado veio em linha com a mediana das estimativas do AE Projeções (previsões de 0,61% a 0,72%), mas acima do esperado por Picchetti, cuja projeção era de 0,60%, mas com viés de alta. A revisão, diz, deve-se a dois grupos: Administrados e Serviços. “Por isso a inflação está numa situação pouco confortável. É justamente a correção dos preços represados que começa a ser feita”, avaliou.

Comente agora
01
Dez
Um ano após a morte de Paul Walker, família relembra ator: "não ficou mais fácil"
Postado por: Letícia Oliveira / 11:47h

Paul Walker, o Brian O'Conner da franquia de filmes "Velozes e Furiosos", chocou o mundo aomorrer em um trágico acidente de carro no dia 30 de novembro de 2013. Um ano após a morte do americano, que tinha apenas 40 anos, a família do astro relembrou os bons momentos que viveu ao seu lado. "Eu tive muita sorte de tê-lo como um irmão mais velho", disse Cody Walker, o caçula da família, para o jornal Daily News. Ele se mudou de volta para a Califórnia após o acidente que levou a vida de Paul. Hoje, Cody hoje cuida da caridade fundada pelo irmão, Reach Put Worldwide, como uma forma de honrar o legado deixado por ele. "Essa caridade mudou a vida dele, e ele se sentia imensamente orgulhoso de fazer parte dela. Dar continuidade a isso o deixaria muito feliz", comentou Cody. A morte de Paul Walker aconteceu em uma ação de arredação de fundos para a sua caridade. O acidente foi causado pelo excesso de velocidade. O Porsche Carrera GT em que ele estava atingiu uma árvore e pegou fogo, matando ele o seu amigo, Roger Rodas. Parceiro de negócios do ator, Rodas perdeu o controle da direção do veículo.

Comente agora
01
Dez
Para líder do MST, Dilma foi a pior presidente para a reforma agrária
Postado por: Letícia Oliveira / 11:42h

Depois do apoio dado à campanha para a reeleição da presidente Dilma Rousseff, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) apresentou a fatura ao governo. Além de repudiar a indicação da senadora Kátia Abreu para comandar o Ministério da Agricultura, as lideranças do MST exigem que, até julho do próximo ano, a presidente zere a demanda imediata do movimento e assente no campo 120 mil famílias. O pedido já foi levado ao governo pelas lideranças do movimento em conversas com Miguel Rossetto, atual ministro do Desenvolvimento Agrário, que deverá se ocupar oficialmente, a partir de janeiro, da relação do governo com movimentos sociais, função principal da Secretaria-Geral da Presidência da República. Além disso, o movimento busca um acordo com o governo para que seja estabelecida uma meta de assentar, a cada ano do segundo mandato, pelo menos 50 mil famílias, ponto que o governo resiste em atender. “Já conversamos sobre isso com o Rossetto. A gente quer que ela construa com todos os outros movimentos do campo um plano de metas. O MDA não quer fazer um plano de metas, o Incra não quer fazer um plano de metas, porque tem medo de não cumprir as metas. Nós acreditamos que para resolver o problema das desapropriações tem que ter um plano de metas. Da nossa parte, neste plano de metas, vamos pedir que pelo menos 50 mil famílias sejam assentadas, a cada ano, até o final do mandato dela”, criticou um dos coordenadores nacionais do MST, Alexandre Conceição, em entrevista ao iG.

Comente agora
01
Dez
Robinho sente lesão na coxa e pode desfalcar o Santos na última rodada
Postado por: Letícia Oliveira / 11:28h

Robinho já era dúvida para o confronto contra o Botafogo, neste domingo, mas ainda assim começou como titular. O atacante do Santos sentiu um incômodo na parte posterior da coxa direita e foi substituído por Leandro Damião, que marcou dois gols. Após a vitória por 2 a 0, a comissão técnica do Peixe avaliou o problema e o jogador pode ser desfalque para a última rodada, contra o Vitória, no Barradão. "Não é questão de poupar. Ele saiu lesionado, com algum sintoma de lesão. Tem que avaliar, fazer os exames. Se não tiver nenhum risco, ele joga. Caso contrario, ele fará tratamento até para não prejudicar a sequência para 2015", disse Enderson Moreira durante entrevista coletiva. "Acho que ele apanhou demais. Muito mais do que fosse justo com ele. Acho que teve uma parcela de culpa sim. Mas de uma maneira ou de outra ele foi cobrado de maneira excessiva. Ele não foi o culpado ou principal responsável por algumas coisas. Deixado de lado ele nunca foi. A gente sempre deu a mesma atenção", afirmou o treinador. Contestado pelas péssimas atuações neste ano, Leandro Damião, ex-Internacional, pode ganhar mais uma chance no time titular do Peixe e garantir seu lugar no time para a temporada seguinte. (Tribuna)

Comente agora
01
Dez
Pacientes com Aids podem fazer plástica gratuita pelo SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 11:24h

Na data de hoje é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Atualmente considerada quase como uma doença crônica, a Aids não representa mais uma sentença de morte para os portadores que fazem o tratamento corretamente. Os medicamentos já conseguem garantir uma boa qualidade de vida aos pacientes, mas têm efeitos colaterais. Um dos mais importantes é a lipodistrofia. “O distúrbio causa uma alteração na distribuição da gordura corporal”, explica a cirurgiã plástica Daniela Pinho, especialista pelo Hospital Heliópolis, em São Paulo, referência em cirurgia plástica reparadora para portadores de HIV com lipodistrofia. Por cerca de dez anos, a educadora M. A. S.*, 44, conviveu com as alterações corporais. Ela começou a tomar os antirretrovirais em 2001 e conta que, um ano depois, seu corpo já havia mudado. “As pernas afinaram muito e o bumbum sumiu todo. Eu não conseguia nem usar calça jeans, porque ela ficava sobrando. As pessoas começaram a reparar, e eu tinha que ficar procurando roupas que disfarçassem. Só usava vestidos e saias rodadas”, diz. Por outro lado, ela sofreu um acúmulo de gordura no abdômen. Mas há cerca de dois anos, M. fez uma abdominoplastia e um implante de silicone nos glúteos. “Hoje eu estou com um corpão”, comemora.

Comente agora
01
Dez
Aumento de salário de deputados custará R$ 73 milhões ao ano
Postado por: Letícia Oliveira / 11:20h

O aumento dos salários dos deputados federais implicará numa despesa de R$ 73 milhões por ano. A estimativa é da diretoria-geral da Casa e está baseada numa projeção da porcentagem acumulada do IPCA entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2015. O acumulado do IPCA de fevereiro de 2011 a novembro de 2014 é de 24,37%. Como o aumento será aplicado para a próxima legislatura, os 30% são uma previsão da diretoria-geral da Câmara estima que até fevereiro, mês em que começa a próxima legislatura, esse acumulado chegue nesse patamar, algo em torno de 30%. O aumento salarial dos deputados começou a ser discutido durante reunião de líderes realizada na semana passada. O salário bruto dos deputados é de R$ 26.723,13. Se a estimativa de acumulado do IPCA ficar mesmo na casa dos 30%, como estima a direção da Câmara, os salários dos deputados passaria para R$ 34.740,07. “Toda legislatura tem o dever de estabelecer o reajuste salarial dos parlamentares para a próxima legislatura para que eles não possam legislar em causa de seu próprio mandato em período de sua atuação parlamentar”, disse o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Comente agora
01
Dez
Coordenador da 4ª Coorpin comenta os acontecimentos do final de semana em S. A. de Jesus e região
Postado por: Letícia Oliveira / 11:19h

A Polícia Civil de Santo Antônio de Jesus está investigando um duplo homicídio ocorrido na Rua da Alegria, na última quinta-feira (28), onde as vítimas estavam dentro de uma casa e foram encontradas sem vida. O Coordenador da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Roberto Guimarães, em entrevista a Rádio Recôncavo FM, relatou que um dos mortos conhecido como Chulupinha teve participação na morte de uma garota no Chupa, Alto Santo Antônio e tinha envolvimento com um traficante chamado Tiago Dentão, que foi preso pelo S.I da Coordenadoria. Chulupinha vinha ainda roubando Shineray e traficando na cidade, conforme os relatos. “A menina foi morta em razão de dever um dinheiro a Tiago Dentão e acreditamos que eles foram mortos por vingança ou grupo rival”, disse. Segundo o entrevistado, a polícia está trabalhando em cima do caso, colhendo todas as hipóteses, mas será aguardada a conclusão das investigações para apresentar nomes.

Rebelião na cidade de Itatim: Os detentos da cidade de Itatim tocaram terror na Delegacia na última sexta-feira (28). Sobre o fato, Dr. Paulo Guimarães informou que Itatim pertence a Itaberaba, mas o Dr. Adilson, delegado de Amargosa responde pela mesma. “Lá existiam presos de Amargosa custodiados”, frisou, acrescentando que após um dos presos passar mal os demais quebraram as grades das celas, invadiram a Delegacia e se apossaram das armas. “A polícia militar foi acionada e foi possível conter a maioria dos presos, onde foi negociado por Dr. Jean, coordenador de Itaberaba, a rendição, todos se renderam, quatro fugiram, mas todas as armas foram recuperadas e não houve feridos”, disse.

Minha Casa, Minha Vida: Há informações de que há bandidos usando armas e ameaçando pessoas no Conjunto Habitacional Minha Casa, Minha Vida em Santo Antônio de Jesus. Questionado sobre o fato, Dr. Paulo afirmou que toda semana são feitas diligências no local, acrescentando que existe uma briga envolvendo o local e o Alto Santo Antônio em razão do tráfico de drogas. “Todos os homicídios e tentativas que ocorreram já foram investigados, alguns foram detidos, outros estão com prisão decretadas e os demais serão pedidas prisões. Essas pessoas que aterrorizam aquele local estão sendo identificadas”, completou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
01
Dez
Irritado com conversa, Alberto Youssef bate e racha vidro da cadeia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:04h

Preso há oito meses acusado de distribuir propinas para obras da Petrobras, o doleiro Alberto Youssef quebrou o vidro da carceragem da Polícia Federal durante discussão com um advogado. De acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo, o caso aconteceu no final de outubro após o doleiro ter sido internado. O vidro em questão seria do parlatório, o espaço onde os presos podem conversar por telefone com advogados visitantes. Irritado com a conversa, o doleiro bateu com os pulsos no vidro, o que levou à rachadura. A defesa afirma ter indenizado a Polícia Federal (PF) pelo prejuízo, que foi cerca de R$ 350. 

Comente agora
01
Dez
Varzedo: Polícia encontra espingarda que matou jovem na zona rural
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:00h

A Polícia da cidade de Varzedo encontrou a arma que tirou a vida do jovem Welington Batista, 20 anos, encontrado morto na zona rural. Segundo o delegado Dr. Luís Carlos Freaza, o suposto acusado foi identificado como Adeilton Ricardas dos Santos, conhecido "Tieta", porém o mesmo não confessou o crime. Dr. Freaza relata que Wellington pode ter sido assassinado e que seus policiais estão trabalhando desde o dia do fato, “o único problema com o qual nos deparamos foi que a ambulância do SAMU levou o corpo e o tirou do local, mesmo sendo perceptível que teria acontecido morte instantânea. Havia no cadáver perfurações de bala, a marca do tiro parecia uma tatuagem, indicando que o disparo foi bem de perto e estava um pouco por trás como se fosse dado de uma lateral num percurso de cima para baixo como se alguém tivesse atirado e não que projétil tenha saído por descuido. Estamos aguardando o laudo do IML de Santo Antônio de Jesus”, conta. As investigações do caso estão em andamento.

  1. Delegado de Varzedo apresenta a arma do crime

Reportagem e Fotos Voz da Bahia - Marcello Dial

Comente agora
01
Dez
Tony Tornado está internado em UTI de Florianópolis
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:58h

Tony Tornado está internado na UTI do Hospital de Caridade, em Florianópolis, Santa Catarina. No último sábado (29), o cantor e ator passou por uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril. Tony mora no Rio de Janeiro, mas teria optado pelo tratamento médico em Florianópolis por indicação de um amigo pessoal, segundo informações do 'Uol'. Segundo informações do hospital, a cirurgia correu bem, mas não há, ainda, previsão de alta. Um boletim médico deve ser divulgado nesta segunda-feira (1). Tony ficou conhecido na década de 1970, quando começou a fazer participações em filmes e novelas. De lá para cá já foram mais de 25 trabalhos no cinema e 38 personagens para a televisão. O último trabalho dele na telinha foi na novela 'Amor Eterno Amor' em 2012, na qual interpertou o personagem Antônio. (Ibahia)

Comente agora
01
Dez
Após ser atingido por tiro, em Paripe, bebê morre no Hospital do Subúrbio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:27h
Após ser atingido por bala perdida, vinda de uma “guerra” entre dois grupos de traficantes rivais, em Paripe, o bebê de 1 ano e oito meses faleceu após cirurgia realizada no Hospital do Subúrbio. A troca de tiros que aconteceu por volta das 9h30, deste domingo (30), na Rua Poli, na Estrada da Cocisa, em Paripe, deixou o avô de Mario Gabriel Lagos Sansão, desconsolada. “Ele estava nos meus braços e eu não consegui fazer nada. Por um milagre eu não fui atingido também”. Emocionado, Rubem Alberto da Silva Lago, 69 anos, resumiu seu desespero quando percebeu que seu neto havia sido atingido pela bala perdida. O menino estava na porta de casa, no colo do avô, quando dois grupos de traficantes rivais começaram a atirar. O tio do menino, Rubem Alberto da Silva Lago Junior, 29, contou que ele estava fazendo um serviço em seu carro na porta de casa e o pai chegou com o sobrinho e eles ficaram lá conversando. “De repente a gente ouviu os disparos e todo mundo começou a correr e se abaixar”, lembrou. De acordo com Rafael Chaves, 26 anos, vizinho da vítima, foram cerca de três bandidos de duas facções rivais que começaram o tiroteio: “Eles pareciam ser menor de idade. Quando viram que o bebê levou o tiro um deles falou: ‘o tiro pegou no menino, vamos, vamos!’ E foram embora”, disse. 
Um comentário
01
Dez
Estatais cumpriram 71,4% dos investimentos previstos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:19h

As estatais federais executaram, até o quinto bimestre do ano, 71,4% dos investimentos previstos para 2014, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 01, pelo Ministério do Planejamento no Diário Oficial da União. O porcentual, que corresponde a R$ 75,5 bilhões gastos em obras e projetos no País, é menor que os 74,9% – ou R$ 83 bilhões – registrados pelas empresas no mesmo período do ano passado. O relatório informa que a dotação de 2014 para essas empresas é de R$ 105,8 bilhões. O documento divulga o desempenho de 69 estatais, das quais 62 do setor produtivo e 7 do setor financeiro. A Petrobras foi uma das que apresentaram a melhor execução dos investimentos até outubro, com aplicação de 79,6% do total dos recursos, um desembolso de R$ 54 bilhões de R$ 67,8 bilhões para o ano. O Grupo Eletrobras investiu R$ 4,3 bilhões no período, o que equivale a 44,3% do orçamento de R$ 9,8 bilhões.

Comente agora
01
Dez
Andressa Urach está na UTI após passar por nova cirurgia, diz assessor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:18h

Andressa Urach está internada na UTI do hospital Conceição, em Porto Alegre. Segundo seu assessor, após ter um problema com o dreno que estava usando, amodelo acabou desenvolvendo uma infecção e passou por uma nova cirurgia na noite deste domingo, 30. A previsão inicial é que ela fique internada por 15 dias no local. "A Andressa passou muito mal ontem após a primeira cirurgia. Ela teve que voltar ao hospital e eles disseram que o dreno fechou e o hidrogel causou um infecção. Andressa passou por uma nova cirurgia à noite e está na UTI", informou a assessoria de Urach. A operação que gerou complicações aconteceu na última sexta, 28. Andressa foi operada para retirar os resquícios de hidrogel que ainda tinha nas pernas, depois de decidir se livrar do produto,que já tinha há cinco anos nas coxas, em julho. No dia seguinte, ela foi liberada pelos médicos para voltar para casa. Há cinco meses atrás, quando teve a primeira infecção por causa do hidrogel, após sua primeira cirurgia para a drenagem do produto, Andressa foi internada em um hospital paulista com muita febre e chegou a ter que sair do local de cadeira de rodas. Na época, Andressa conversou com o Ego sobre o assunto: "Há um mês, comecei a sentir ferroadas no músculo por causa do produto. E como treino muito pesado acabei sentindo muitas dores nas pernas. Não pude mais treinar.

Comente agora
01
Dez
Anvisa atualiza lista de antibióticos com venda controlada
Postado por: Letícia Oliveira / 10:17h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (1º) no Diário Oficial da União, atualiza a lista de antibióticos com venda controlada no país. Integra a lista um total de 128 medicamentos com registro na agência. Os antibióticos ou antimicrobianos, segundo a Anvisa, correspondem a uma classe de fármacos que é consumida frequentemente em hospitais e na comunidade. Entretanto, o uso excessivo desse tipo de medicamento está associado à seleção de cepas de bactérias resistentes e também a eventos adversos, elevação dos custos e de óbitos. As alterações na lista de antibióticos com venda controlada entram em vigor no prazo de 15 dias. (Agência Brasil)

Comente agora
01
Dez
Diretoria antifraude da Petrobras funcionará em 60 dias
Postado por: Letícia Oliveira / 10:14h

A Petrobras publicou anúncio na imprensa esclarecendo que já tomou importantes medidas desde que as denúncias e investigações da Operação Lava Jato alcançaram a empresa, como a aprovação pelo conselho do cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade. Segundo a estatal, a missão do novo diretor é assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos nas atividade da companhia, dentre eles os de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normais, padrões e regulamentos, internos e externos. “As matérias a serem submetidas à deliberação da diretoria da Petrobras deverão contar, necessariamente, com prévia manifestação favorável desse diretor quanto à governança, gestão de risco e conformidade dos procedimentos”, informa. Segundo o comunicado, em 60 dias, a nova diretoria estará exercendo suas funções, após a conclusão do detalhamento de seu modelo de atuação. Conforme a Petrobras, o conselho de administração elegerá o novo diretor com base em lista tríplice selecionada por empresa especializada em busca de executivos do mercado. (Correio)

Comente agora
01
Dez
Culinária do Dia: Salada de grãos com coalhada
Postado por: Letícia Oliveira / 10:12h

Ingredientes:
- Arroz sete grãos
- Pepino japonês
- Hortelã
- Sal
- Pimenta
- Coalhada
- Peito de frango

Modo de preparo:: Cozinhe o arroz sete grãos em água sem sal. Quando estiver cozido, deixe esfriar. Pique o pepino em cubos pequenos. Cozinhe o peito do frango em água, desfie e tempere. Junte ao arroz com o pepino. Tempere e coloque folhas de hortelã. Sirva com coalhada.

Comente agora
01
Dez
S. A. de Jesus: Empresas que pretendem funcionar em horário diferenciado devem entregar escala no Sindicato
Postado por: Letícia Oliveira / 10:10h

A Secretária Geral do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus, Anatália Mercês falou a respeito do funcionamento do comércio no final de ano, relacionando o fato de algumas empresas quererem abrir em uma escala diferenciada. De acordo com ela, a empresa precisa enviar a escala para o sindicato até o dia 3 de dezembro estabelecendo os horários, caso contrário ela será penalizada porque na fiscalização é identificada as empresas que não enviaram essas escalas. “Elas serão acionadas na justiça porque estão descumprindo o acordo”, disse, acrescentando que a multa não é pequena, já que são dois pisos salariais por cada funcionário. Anatália informou que a escala não pode ser alterada pela empresa, a não ser que o empregado queira e tenha necessidade de mudar o seu horário. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
01
Dez
Vereador tem carro atingido por tiros em Porto Seguro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:06h

O carro do irmão do vereador Danilo Silva Barbosa (PSB), conhecido como Danilo Suprillar, foi atingido por tiros no município de Porto Seguro, a 700 quilômetros de Salvador, na noite de domingo (30). De acordo com informações da 1ª Delegacia de Polícia, o vereador passeava com o irmão no momento dos disparos, que foram efetuados por um motociclista ainda não identificado. Ninguém se feriu. "Eles passeavam pelo bairro de Cambolo, olhando o movimento, quando a moto se aproximou. Eles reduziram a velocidade do carro para a moto passar. Logo em seguida, eles ouviram cerca de quatro a cinco disparos em direção ao veículo", relatou Delmar Araújo Bittencourt, delegado titular da 1ª DP. Ainda segundo Delmar Bittencourt, os tiros atingiram os vidros laterais traseiros e o vidro do fundo do veículo. Um projétil também foi encontrado no painel do carro. Após o ataque, o vereador seguiu para um bairro conhecido como "Baianão" junto com o irmão e, logo em seguida, encontraram com um amigo e retornaram para casa de um outro irmão. Conforme Delmar Araújo, o carro será submetido à perícia e as investigações serão iniciadas. "A princípio é prematuro dizer se foi um atentado ou uma tentativa de roubo. Muito estranho uma pessoa estar só em uma moto e o carro ser atingido dos dois lados", afirma. Em depoimento, o vereador não apontou suspeitos para não atrapalhar as investigações, disse o delegado. (G1/Bahia)

Comente agora
01
Dez
Casos de Aids entre jovens aumentam mais de 50% em 6 anos no Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:03h

Segunda-feira (1º) é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma doença que infelizmente ainda precisa ser lembrada. O doutor Dráuzio Varella explica porque a Aids voltou a assustar e preocupar: “Houve um aumento absurdo dos casos de Aids entre os jovens nos últimos anos. Neste sentido, o Brasil vai na contramão do que acontece em outras partes do mundo”, afirma. O aumento é de mais de 50% em seis anos. “O principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. Acham que hoje ninguém mais morre de Aids, que se pegar o vírus é só tomar remédio e está tudo bem. Está tudo bem, não. É uma doença grave. Vai ter que tomar remédio a vida inteira. A Aids é uma doença grave, que causa sofrimento e não tem cura”, alerta. “Quando eu saio à noite eu quero me divertir, me alegrar, distrair a mente um pouco”, conta um jovem.

Sábado à noite, Ivan, Guilherme e Edson saem para a balada. A cena é comum em qualquer cidade do Brasil e do mundo. Ruas, bares e boates lotadas de jovens. “Noitada perfeita é isso: bebida, amigos e mulher”, diz um jovem.

Comente agora
01
Dez
Camisa branca: a peça clássica que não pode faltar no seu armário
Postado por: Letícia Oliveira / 09:44h

Existem algumas peças que são clássicas em nosso guarda-roupa. Elas são atemporais, combinam com todos os estilos e podem ser usadas em qualquer ocasião. Sem dúvidas, a camisa branca é uma dessas peças. Há muito tempo ela deixou de fazer parte dos looks sociais e passou a incorporar estilo e sofisticação a qualquer combinação. Segundo a consultora de moda e imagem Karla Alves, quando uma mulher escolhe vestir a camisa branca, ela pretende passar com o seu visual sinônimos de sofisticação, elegância, responsabilidade e também um pouco de tradicionalismo. De diversos modelos e com os mais variados tecido, a camisa branca tem que fazer parte do seu guarda-roupa. Sabendo combinar, você pode usá-la desde uma ida à praia até os eventos mais chiques e refinados.

Aprenda como usar a camisa branca: Conforme explica a consultora, a camisa branca é um coringa e, por isso, fica linda combinada com várias peças. Saia lápis, evasê, longa, calça skinny, pantalona ou flare: qualquer complemento valoriza a camisa branca e forma uma combinação certeira. Para ajudar a acertar sempre, veja as mais tradicionais combinações com camisa branca e algumas dicas de como usar: 

Camisa branca com calça jeans: Camisa branca e calça jeans são uma das mais básicas combinações que se pode fazer com as peças. Apesar de formar um conjunto neutro, pode-se apostar em complementos que darão toda a personalidade para o seu look. Por isso, conforme orienta Karla, aposte nos acessórios. “Acessórios sempre dão personalidade ao look. Aposte em acessórios com cores fortes, estampas e brilhos.” Outra dica interessante é usar sapatos de salto para criar um visual mais elegante.

Comente agora
01
Dez
Comarca de S. A. de Jesus ficará sem juízes titulares até designação de magistrados
Postado por: Letícia Oliveira / 09:37h

A Comarca de Santo Antônio de Jesus ficará sem juízes titulares, segundo informações da Rádio Recôncavo FM. Para saber sobre o assunto, a emissora entrevistou o Juiz Dr. Gilvandro Cardoso, que está deixando o cargo para assumir outro na cidade de Salvador. De acordo com o magistrado, quando teve ciência da situação ficou preocupado e conversou com o assessor da presidência, Dr. Oséas, e foi antecipado que havia um plano de emergência para atender Santo Antônio de Jesus. “Não significa que teremos juízes titulares e sim designados ou substitutos, sendo que os designados ficarão na Comarca, já os substitutos virão uma ou duas vezes na semana e normalmente não irão dar o ritmo que se espera de audiência, já que ficarão limitados às emergências”, explicou. Questionado se isso é um prejuízo muito grande para as cidades de Varzedo, Santo Antônio de Jesus e Dom Macedo Costa, que integram a Comarca, Dr. Gilvandro respondeu que sim, afirmando ainda que os advogados e jurídico sentirá o prejuízo. O Juiz ressaltou que até o mês de março essa situação será resolvida. "São seis varas que precisam de juízes", concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
01
Dez
Elevador despenca e deixa nove feridos em prédio de Porto Alegre
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:35h

Um elevador despencou e deixou pelo menos nove pessoas feridas na madrugada deste domingo (30) na Avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o prédio residencial fica no número 612 e as pessoas estavam saindo de uma festa no oitavo andar do edifício. O acidente aconteceu por volta das 2h. Inicialmente, os bombeiros afirmaram que a queda aconteceu do 13° andar, o que foi desmentido em depoimentos posteriores à Polícia Civil. De acordo com o delegado Paulo César Jardim, da 1ª Delegacia de Polícia, o ascensor caiu do 5° ou 2° andar do prédio. Entre os feridos, uma pessoa está em estado grave e foi encaminhada para o bloco cirúrgico do Hospital Cristo Redentor, na Zona Norte. No mesmo hospital, um outro ferido acabou deixando o local antes de receber atendimento médico. Outras duas pessoas estão no Cristo, mas em estado regular. No Hospital de Pronto Socorro, três pessoas receberam atendimento. Duas tiveram alta no início da manhã e a outra está na área de traumatologia. Um outro ferido não foi levado a nenhum hospital e o último dos nove não foi identificado. 

Comente agora
01
Dez
Suposto chefe de esquema de fraude em vestibulares ostentava luxo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:34h

Charutos, carros importados, mansões e muito dinheiro. Áureo Moura Ferreira, suspeito de ser chefe da quadrilha investigada por fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vários vestibulares de faculdades privadas de medicina, ostentava uma vida de luxo em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Em imagens que constam na investigação, ele aparece em uma Limousine e em um Chrysler. Trinta e três pessoas foram detidas pela Polícia Civil na Operação Hemostase II, durante o processo seletivo da Faculdade de Ciências Médicas, na capital mineira, no domingo. Destes, 22 eram candidatos ao processo seletivo. Investigadores ainda fizeram diligências em Teófilo Otoni, no Vale de Mucuri, e em Governador Valadares, no Leste de Minas, além da cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo. O 34º suspeito foi preso em Montes Claros nesta terça-feira (25). Ele é apontado como uma das pessoas que teriam agido no Enem. Em um vídeo a que o Fantástico teve acesso, Áureo aparece fumando charuto, mostrando o luxo conquistado com fraudes nos vestibulares. 

Comente agora
01
Dez
Estudo: Mona Lisa seria “escrava chinesa” e mãe de Da Vinci
Postado por: Letícia Oliveira / 09:20h
Uma nova teoria sobre a misteriosa obra de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, apareceu esta semana: segundo o pesquisador, historiador e escritor italiano Angelo Paratico, a mulher que inspirou o renascentista seria sua própria mãe, uma escrava chinesa que foi mal vista pela sociedade italiana na época. As informações são do Daily Mail. Paratico, que mora em Hong Kong há 20 anos, disse ter várias relações entre o italiano e seu modo de vida com a cultura chinesa. Algumas evidências, tais como seu vegetarianismo e a forma de escrever com a mão esquerda e em direção oposta à ocidental, podem trazer provas de sua origem materna oriental. A misteriosa mãe do artista, arquiteto, músico, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, geólogo, cartógrafo, botânico e escritor pode ter sido chamada de Caterina e teria chegado como escrava na Itália – algo comum também na sociedade espanhola durante o século XV. O autor italiano afirma que ela pode ter sido uma escrava chinesa, cujo relacionamento com o pai do artista foi desaprovada. No seu livro, que será lançado no ano que vem, “Leonardo Da Vinci: Um estudioso chinês perdido na Itália renascentista”, Paratico defende a tese.
Comente agora
01
Dez
Agência de João Santana recebeu R$ 78 milhões de Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 09:14h
A presidência da República aparece na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos cem maiores fornecedores da campanha de 2014, de acordo com informações da colunista Mônica Bêrgamo. A presidente Dilma Rousseff pagou R$ 5 milhões pelo uso que fez do avião presidencial quando tentava a reeleição. Só os cem maiores fornecedores receberam R$ 3,9 milhões. Ainda segundo a colunista, a Polis Propaganda & Marketing, do jornalista João Santana, responsável pela propaganda de Dilma, é a primeira da lista do TSE. Recebeu R$ 78 milhões.
Comente agora
01
Dez
Rui Costa e governadores eleitos do PT articulam volta da CPMF
Postado por: Letícia Oliveira / 09:10h

Os governadores eleitos pelo PT na Bahia, Rui Costa, no Ceará, Camilo Santana, e no Piauí, Welington Dias, começam a articular o retorno da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), de acordo com reportagem da Folha. O extinto tributo era cobrado automaticamente a cada transmissão de valores em bancos. A proposta dos petistas já tem o consentimento da presidente Dilma Rousseff e será apresentada em um encontrado regional de governadores nordestinos no dia 9, na Paraíba. "A presidente disse que é preciso avaliar a conjuntura política", diz Rui sobre a ressalva feita por Dilma. O coro para a volta da CPMF retorna com a perda de receita para governos dos estados e prefeituras. Os gestores têm interesse em encontrar novas fontes para financiar a saúde, um dos itens mais caros do orçamento público. (BN)

Comente agora
01
Dez
Pelé apresenta boa evolução clínica, diz boletim médico
Postado por: Letícia Oliveira / 09:05h

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, Pelé, 74 anos, apresenta boa evolução clínica, segundo o último boletim médico, divulgado às 17h30 de ontem (30), pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Ele continua lúcido e estável, internado na unidade de terapia intensiva (UTI). No boletim anterior, os médicos anunciaram que o tratamento de hemodiálise do ex-jogador havia sido suspenso até hoje (1º), quando será reavaliado pela equipe do hospital. Pelé foi internado no último dia 24, quando foi descoberta uma infecção urinária durante revisão médica. No dia 13, ele havia passado por cirurgia para retirada de cálculos renais. No dia anterior ao da operação, o ex-atleta tinha sido internado após passar mal. Exames constataram que o problema era causado por cálculos no rim, na uretra e na vesícula, o que provoca obstrução do fluxo urinário. (Agência Brasil)

Comente agora
01
Dez
Salvador: Caixa eletrônico é arrombado no bairro do Costa Azul
Postado por: Letícia Oliveira / 09:03h

Um dos caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil situada na Rua Arthur de Azevêdo Machado, no bairro do Costa Azul, em Salvador, foi arrombado na madrugada desta segunda-feira (1º). Parte do equipamento foi retirada, mas a polícia não soube informar se os bandidos chegaram a levar o dinheiro. Uma viatura da Polícia Militar foi deslocada para o local, mas nenhum bandido foi encontrado. Até por volta das 7h50, ninguém foi preso. (G1)

Comente agora
01
Dez
Inflação medida pelo IPC-S avança no fechamento de novembro
Postado por: Letícia Oliveira / 08:59h

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou variação de 0,65% na última apuração de novembro, aponta levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa é 0,07 ponto percentual maior do que a observada na última divulgação. O indicador acumula alta de 6,07% no ano e 6,81% nos últimos 12 meses. Cinco das oito classes de despesa que compõem o índice apresentaram acréscimo. O maior avanço foi registrado no item educação, leitura e recreação, que passou de 0,85% para 1,02%. O destaque nesse grupo foram os preços das passagens aéreas, cuja variação ficou em 23,41% ante 15,86% registrada na última divulgação. Em seguida estão os preços relacionados a habitação (de 0,67% para 0,83%). O comportamento do item tarifa de eletricidade residencial chama a atenção, com alta de 3,73%. Na apuração anterior, a taxa estava em 2,49%. Também apresentaram taxas mais elevadas as seguintes classes de despesa: transportes (de 0,52% para 0,62%), comunicação (de 0,21% para 0,31%) e vestuário (de 0,44% para 0,46%). Nesses grupos, os destaques foram os itens gasolina (de 1,05% para 1,9%), tarifa de telefone móvel (de 0,37% para 0,57%) e calçados masculinos (de 0,44% para 1,06%). (Agência Brasil)

Comente agora
01
Dez
Motoristas enfrentam trânsito lento principais vias de Salvador e na BR-324
Postado por: Letícia Oliveira / 08:57h

A segunda-feira (1) começa sem registro de acidentes, de acordo com a Transalvador, mas alguns pontos da cidade já tem retenção por conta do fluxo de veículos. O trecho mais complicado é na Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, para quem segue em direção ao centro, entre a FTC e a Unijorge. Também há lentidão na Av. São Rafael; Av. Silveira Martins e Estrada das Barreiras; Av. ACM, no sentido Iguatemi; Rua Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho; e nas avenidas Barros Reis e San Martin. Quem tenta chegar em Salvador pela BR-324 enfrenta lentidão desde a altura da Brasilgás, assim como em direção a Feira de Santana, entre a região do Porto Seco Pirajá e a Ambev. (Metro1)

Comente agora
01
Dez
ONU pede compromisso de países para acabar com Aids até 2030
Postado por: Letícia Oliveira / 08:56h

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado nesta segunda-feira (01), a ONU pede a  líderes mundiais que se comprometam a acabar com a aids até 2030, por meio da iniciativa Abordagem Rápida, lançada na última semana. “Apelo aos líderes mundiais para se unirem nessa causa comum. Há uma luz no fim do túnel. Estabelecemos uma meta concreta. Vamos todos acabar com a aids até 2030”  apelou o  secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon em comunicado oficial. Segundo a Agência Brasil Ki-moon acredita que estejam no caminho certo na luta contra a doença. "Quase 14 milhões de pessoas em todo o mundo estão recebendo tratamentos contra a aids. Conseguimos reduzir novas infeções em 38%, desde 2001”,  acrescentou o secretário que destacou ainda a importância de mais apoio no combate da doença, para ele,  os sistemas médicos por si só não são suficientes para garantir "cuidados de saúde robustos”.  Outra preocupação são os portadores que não sabem que têm a doença, de acordo com a ONU  existem 35 milhões de pessoas vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês) hoje em dia e cerca de 19 milhões delas não têm conhecimento de que contraíram o vírus.

Comente agora
01
Dez
Travessia Salvador-Mar Grande opera com saídas a cada 15 minutos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:55h
Os horários de saída da travessia marítima Salvador-Mar Grande  estão ocorrendo de 15 em 15 minutos no sentido de Vera Cruz para a capital, com muita gente retornando do final de semana na Ilha de Itaparica ou mesmo se deslocando para seus locais de trabalho. Nesta segunda-feira (1º), o sistema começou a atender às 5h e a tendência é de o movimento atual de passageiros siga até por volta das 9h30. O sistema está com 10 embarcações em tráfego. De Salvador para Mar Grande, o fluxo de passageiros é tranquilo e os horários de saída são os habituais - de 30 em 30 minutos, no Terminal Náutico da Bahia. O sistema funcionará até às 18h30 de Mar Grande para a capital. Já no sentido inverso a última viagem acontecerá às 20h.
Comente agora
01
Dez
Fim de semana: 24 veículos roubados e 15 assassinatos em Salvador e RMS
Postado por: Letícia Oliveira / 08:54h

Entre a última sexta-feira (28) e a manhã desta segunda-feira (1), 24 veículos foram roubados ou furtados e 15 pessoas foram assassinadas em Salvador e Região Metropolitana (RMS). Além disso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) contabilizou uma tentativa de homicídio e 12 assaltos a ônibus. Somente no último sábado, 16 veículos foram levados pelos bandidos.

Comente agora
01
Dez
Tiro de Guerra de Santo Antônio de Jesus ganhará novo comandante
Postado por: Letícia Oliveira / 08:52h

O Subtenente do Exército Brasileiro Fabiano Tibucheski deixará o Tiro de Guerra de Santo Antônio de Jesus. O cargo será assumido pelo Sargento Rosival, que virá da cidade de São Paulo e é provável que em 15 de dezembro já esteja no município. “Irei apresentar a cidade a ele e o apresentarei a todos. Agradeço muito ao povo de Santo Antônio de Jesus, que me acolheu com muito amor e carinho”, destacou Tibucheski. Na conclusão do seu trabalho em Santo Antônio de Jesus, o Subtenente deixa a Praça do Tiro de Guerra sendo reformada.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
01
Dez
Angelina Jolie sofre acidente de carro em Los Angeles, diz site
Postado por: Letícia Oliveira / 08:18h

Angelina Jolie se envolveu em um sério acidente de carro no domingo, 30, em Beverly Hilln, Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. A atriz voltava da pré-estreia de "Unbroken", filme dirigido por ela quando o motorista do carro perdeu o controle em uma estrada molhada. Ele deslizou com força extrema, arriando os pneus e batendo no meio-fio. "O carro bateu no meio-fio a uma velocidade significativa. O pneu explodiu e é incrível que nada pior tenha acontecido com o carro", dise uma testemunah ocular à agência X17. Angelina permaneceu no carro e outro motorista foi buscá-la. Angelina e o marido, Brad Pitt, foram fotografados discutindo na segunda, 17. De acordo com o site da revista "Australia’s Woman’s Day", o casal teve uma briga calorosa. "Brad estava abatido, com uma cerveja na mão às 10 horas da manhã, e os dois foram vistos segurando cigarros conforme a discussão foi se intensificando", disse um espectador à publicação: "Angelina, por sua vez, parecia estar cansada, chateada e derrotada", completou a fonte.

Comente agora
01
Dez
Luciana Genro defenderá programa da oposição de esquerda à Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 08:15h

A candidata derrotada do PSOL à Presidência em 2014, Luciana Genro, participa nesta segunda-feira do evento “Seguir a Luta por Mais Direitos” em São Paulo. Genro percorre o país defendendo o que define como o “programa da oposição de esquerda ao governo Dilma”. O evento acontece no Clube Transmontano, a partir das 19h. Lideranças do PSOL como o deputado federal reeleito, Ivan Valente, e o deputado estadual reeleito, Carlos Giannazi estarão presentes. Luciana Genro do PSOL obteve 1.612.186 votos, obtendo o quarto lugar na corrida presidencial de 2014. Destacou-se pela coerência e pelos enfrentamentos com Dilma, Aécio e Marina nos debates televisivos.Defensora de mudanças estruturais na política econômica, Luciana Genro criticou a nova equipe econômica de Dilma, liderada por Joaquim Levy no Ministério da Fazenda. Em sua conta no Facebook, definiu como “vitória da Bovespa” a indicação do executivo do Bradesco, com anos de serviços prestados ao Fundo Monetário Internacional.Desde o término das eleições, Luciana já realizou palestras em Porto Alegre, Natal, Goiânia, Florianópolis, além de estar presentes nas principais manifestações que reivindicam mais direitos sociais e uma Reforma Política popular.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com