As comentadas


Bom dia , Sábado, 01/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

16
Mai
Dilma: formar técnicos é importante para Brasil crescer
Postado por: Letícia Oliveira / 13:45h

A presidente da República, Dilma Rousseff, defendeu nesta sexta-feira, 16, na cerimônia de formatura de 1.700 alunos do Pronatec, em João Pessoa (PB), a formação de técnicos para o País. “Queremos esse País com emprego de qualidade para todos os brasileiros, uma nação que seja integrada por técnicos, cientistas e universitários, mas por técnicos capacitados. Nenhum país fica sendo um país desenvolvido sem ter técnicos”, disse. Dilma considerou que o diploma técnico será mais importante para o país do que bens de consumo, por exemplo. “O símbolo do Brasil desenvolvido não vai ser o telefone celular, o iPad, o cartão de crédito e nem a carteira de trabalho. Vai ser o diploma técnico de qualificação profissional”, afirmou Dilma, citando que 171 mil pessoas estão no Pronatec na Paraíba. A presidente afirmou que “formar, qualificar e capacitar técnicos é imprescindível, importantíssimo para que o País cresça” e repetiu que, apesar de as primeiras turmas dos cursos oferecidos estarem se formando, o programa vai não parar e voltou a falar que fará a versão 2.0 do Pronatec, bem como ampliará o Minha Casa, Minha Vida para a habitação.

Comente agora
16
Mai
Governo divulga lista de escolas que vão ganhar ingressos para ver a Copa
Postado por: Letícia Oliveira / 13:31h

O governo federal divulgou nesta sexta-feira (16) a lista das escolas públicas das cidades-sedes da Copa do Mundo que vão receber 48 mil ingressos de jogos do Mundial. Outros 2 mil ingressos serão para comunidades indígenas vinculadas à Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Comitê Intertribal. . Curitiba é a cidade que vai receber mais ingressos, 7.808 entradas. Em seguida estão Fortaleza (7.496), Cuiabá (7.306), Porto Alegre (6.056), Recife (5.854), Salvador (4.008), Natal (2.906), Belo Horizonte (2.304), São Paulo (2.238), Manaus (1.902), Brasília (1.564) e Rio de Janeiro (558). Em São Paulo, a EMEF Ulysses da Sylveira Guimarães, que fica no Jardim Santa Fé, região de Parelheiros, Zona Sul de São Paulo, terá 24 ingressos para dar aos alunos para o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, dia 12 de junho. O jogo Brasil x México, dia 17 de junho, em Fortaleza, terá 286 ingressos para alunos das escolas CAIC Maria Alves Carioca, EM Professor Clocaldo Pinto, CERE Maria José Santos Ferreira Gomes, EEFM Ayrton Senna da Silva, e EM Professora Maria Liduina Corrêa Leite.

Comente agora
16
Mai
Ator que faz o Homem-Aranha interpreta travesti em clipe
Postado por: Letícia Oliveira / 13:27h

O ator Andrew Garfield aparece em um clipe da banda Arcade Fire de forma bem diferente do que os fãs estão acostumados. Nos cinemas como protagonista de "O espetacular Homem-Aranha 2", o ator interpreta uma travesti no clipe da música "We exist", faixa do disco "Reflektor". Andrew raspa os cabelos na frente do espelho, usa uma peruca loira e veste renda, além de pintura facial. Em seguida, ele vai a um bar, onde sofre bullying e é empurrado por homofóbicos. Ele ainda aparece andando no meio do público de um festival de rock. Parte da gravação aconteceu durante uma apresentação da banda durante o festival de música Coachella, em abril de 2014, sem o conhecimento do público. O vídeo foi divulgado nesta sexta-feira (16).

Comente agora
16
Mai
TSE pede aprovação de regra para limitar gastos nas eleições
Postado por: Letícia Oliveira / 13:23h

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, cobrou nesta sexta-feira (16) que o Congresso Nacional estabeleça um teto de gastos de candidatos para a campanha eleitoral deste ano. Toffoli lembrou que a Lei das Eleições prevê que uma lei com os limites seja aprovada até o dia 10 de junho, que é quando são iniciadas as convenções partidárias para escolha dos candidatos. A Lei das Eleições afirma que, caso não seja fixado um limite, cada partido deve estabelecer o teto de gastos. "A lei nunca foi editada pelo Congresso Nacional. O que diz a lei vigente? Não havendo teto, é livre aos partidos autoestabelecerem o teto. Se é livre, o céu é o limite. Há uma possibilidade [de fixar limite] e ainda tenho esperança de que o Congresso Nacional aprove lei estabelecendo teto para presidente, senador, governador, deputado federal, deputado distrital e deputado estadual", afirmou o ministro em coletiva de imprensa. Ele convocou jornalistas para uma conversa após tomar posse do cargo na última terça-feira (13). O novo presidente do TSE disse que já conversou com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, sobre uma regulamentação do limite de gastos e que ambos se comprometeram a levar adiante o debate.

Comente agora
16
Mai
Produção de petróleo no pré-sal bate novo recorde
Postado por: Letícia Oliveira / 13:07h

A produção de petróleo nos campos da Petrobras, na camada pré-sal, nas bacias de Santos e de Campos alcançou novo recorde diário, ao superar os 470 mil barris de petróleo por dia (bpd) até 11 de maio. A Petrobras informou ainda que o número foi atingido com a produção de 24 poços, sendo nove da Bacia de Santos. A produtividade média por poço no Polo pré-sal da Bacia de Santos alcançou 28 mil barris de petróleo por dia (bpd), um aumento de quase 30% em comparação com fevereiro de 2013, quando foi alcançado recorde de produção diária de 300 mil bpd. A empresa atribuiu o bom desempenho à entrada em operação do poço 7-LL-22D-RJS no dia 9 de maio, que tem vazão atual de 31 mil bpd e está interligado ao navio-plataforma FPSO Cidade de Paraty, no Campo de Lula. Este é o terceiro poço interligado com a tecnologia Boia de Sustentação de Riser e o primeiro conectado ao FPSO Cidade de Paraty.

Comente agora
16
Mai
Sindicatos de policiais civis e militares prometem paralisação nacional
Postado por: Anacley Souza / 13:01h

Na próxima quarta-feira (21) deve acontecer uma paralisação das atividades dos policiais civis, federais, rodoviários federais e militares em todo o país. O anúncio da interrupção nos trabalhos foi feito pelos respectivos sindicatos. O ato é organizado pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), em conjunto com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol-DF), o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) e a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme). A intenção da paralisação é cobrar dos governos estaduais e federal uma “política nacional de segurança pública voltada para defender os cidadãos e também melhorar as condições de trabalho da força policial”. A Cobrapol, através de um comunicado, informou que os sindicatos nacionais convocaram seus filiados nos respectivos estados para a realização de assembleias ao longo desta semana e no início da próxima. (Bocão News)

Comente agora
16
Mai
Capital: Moradores do Nordeste de Amaralina estão ilhados com lama e lixo
Postado por: Anacley Souza / 12:55h

A chuva que assola a capital baiana nesta sexta-feira (16) carregou um problema de peso para os moradores do bairro do Nordeste de Amaralina. Sem coleta do lixo há vários dias, os moradores registraram um verdadeiro caos, que chama a atenção da saúde pública. Uma das ruas da localidade ficou completamente alagada e a água da chuva carregou e trouxe para cima, uma quantidade absurda de lixo. Em um post na rede social Facebook, a moradora registrou o acontecimento em fotos faz o apelo. "Queria encarecidamente que os órgãos competentes tomassem ciência do que está acontecendo aqui e tome as devidas providências sobre este assunto, toda vez que chove na Rua do Gás acontece essa catástrofe Nordeste de Amaralina estamos ilhados convivendo com o lixo”, protestou. (Bahia Notícias)

Comente agora
16
Mai
SAJ: Entidades Empresariais participam de aula final de curso profissionalizante
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:54h

Preocupadas com questões sociais e com o fomento do conhecimento, as Entidades Empresariais participaram hoje, 15 de maio, na Igreja Católica do bairro do Andaiá em Santo Antônio de Jesus, da aula de conclusão do curso profissionalizante com habilitação em cabelereiro. A aula de encerramento do curso iniciado em novembro contou com a participação do gerente das Entidades Empresariais, Wenderson Britto, que transmitiu, numa breve palestra às integrantes do curso, palavras de estímulo e motivação para o mercado de trabalho. Durante sua explanação, Britto abordou, dentre outros aspectos, a importância das Entidades Empresariais e a expansão do comércio santoantoniense e destacou o papel crucial dos microempreendedores neste processo.  Além disso, o gerente abordou a relevância dos profissionais traçarem metas tanto para sua vida pessoal quanto profissional a fim de obterem melhores resultados.

Comente agora
16
Mai
Paulo Souto pede "humildade" a Jaques Wagner e Rui Costa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:52h

O pré-candidato do DEM ao governo, Paulo Souto, reagiu às novas críticas que lhe foram dirigidas pelo governador Jaques Wagner e o pré-candidato petista Rui Costa, que disse que Souto falava "inverdades". "Quem ouve o discurso de Wagner e de seu candidato percebe claramente a arrogância desse grupo que está há oito anos no poder. Eles só faltam dizer que a Bahia foi descoberta em 2007, ano em que assumiram o poder", disse, aconselhando Wagner e Rui a terem mais "humildade para reconhecer o que outros governos fizeram antes deles". Conforme Souto, "parece que eles não são governo, são ainda oposição. Se acostumaram a ser pedra e agora não querem ser vidraça. Porque quando o governo do PT não consegue resolver um problema, a culpa é sempre da herança maldita. Um governo precisa ser responsável pelo seus atos. Precisa assumir suas responsabilidades". (A Tarde)

Comente agora
16
Mai
Campanha junina promete agitar o arrasta-pé mais barato da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:49h

Com a aproximação da folia junina, o comércio de Santo Antônio de Jesus já se mobiliza para atrair os consumidores para o arrasta-pé do Comércio mais barato da Bahia. Pioneiras nas campanhas que movimentam o comércio local, atraindo todos os anos consumidores de cidades circunvizinhas e até de outras regiões, as Entidades Empresariais dão início, na próxima segunda, 19 de maio, à maior campanha junina de todos os tempos. A campanha deste ano tem como tema “Festa e prêmios de montão é o nosso São João”, tema que contempla a alusão entre a festa junina realizada todos os anos na cidade – que já é referência no Estado – com a grande campanha junina de distribuição de prêmios realizada pelas Entidades Empresariais. Para esta edição da campanha junina, serão sorteados 30 prêmios. Esta é a maior campanha já realizada pelas Entidades Empresariais, totalizando quase R$ 100 mil em prêmios. Ao total, serão sorteados dois carros da marca Ford, modelo Fiesta Rocam 1.0, 0 km, duas motos marca Honda, modelo CG FAN 125CC, dez televisores led 39 polegadas, dez tablets e seis notebooks. A campanha, que tem duração de 53 dias, tem início no dia 19 de maio e se encerra no dia 11 de julho de 2014. Podem concorrer aos prêmios, todos os consumidores que fizerem compras nas empresas participantes da campanha durante o período supracitado. A cada R$ 50 em compras, o consumidor terá direito a um cupom.

Os sorteios

Comente agora
16
Mai
Protesto bloqueia um dos sentidos da Avenida Suburbana, em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 12:40h

Moradores realizaram uma manifestação na região do bairro do Lobato, na Avenida Suburbana, em Salvador, nesta sexta-feira (16). De acordo com a Central de Polícias, o grupo bloqueou a pista, no sentido Calçada, com fogo e pneus. Por volta das 12h20, a polícia informou que o Corpo de Bombeiros apagou as chamas e que a situação foi resolvida na região. Não há detalhes sobre o motivo do protesto. (G1 Bahia)

Comente agora
16
Mai
Duas Medidas confirmado no Camarote Forró Mix Premium, no São João de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:36h

O São João da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus está imperdível. Além de todos os atrativos locais e a programação de shows para a praça, o evento conta com o Camarote Forró Mix Premium, que se destaca como um espaço ideal para aqueles que querem curtir tendo uma visão privilegiada do palco, usufruindo de serviços exclusivos all inclusive com open bar de Whisky, água, refrigerante, cerveja e vodka. A banda Duas Medidas acaba de ser anunciada como a terceira atração que irá tocar exclusivamente para os forrozeiros do camarote, no dia 24 de junho. Nos dias 21 e 22, o público do Camarote confere os shows da banda Eva e Jammil, respectivamente. O camarote funcionará durante todos os dias da festa (19 a 24 de junho). No palco principal, até o momento, já foram anunciadas as bandas Wesley Safadão e Garota Safada, Revelação, Aviões do Forró, Mastruz com Leite, Estakazero, Calcinha Preta e Garota Safada e os cantores Luan Santana, Michel Teló, Amado Batista, Adelmario Coelho, Flávio José, Pablo e Danniel Vieira. Os ingressos para Camarote Forró Mix Premium, em Santo Antônio de Jesus, estão à venda na Globofest, Belle Mundi Turismo, loja Roupa Nova e Central no Shopping Itaguari. Em Salvador, os ingressos estão à venda na rede SPN de Suplementos com lojas instaladas nos Shoppings Bela Vista e Salvador Shopping, além dos bairros Pituba, Barra e Rio Vermelho.

Um comentário
16
Mai
Pagodeiro acusado de agressão depõe e nega crime
Postado por: Anacley Souza / 12:31h

O cantor Lupão, da banda de pagode Patrulha do Samba, suspeito de agredir uma mulherapós um show em Salvador, prestou depoimento na manhã desta sexta-feira (16), na 12ª Delegacia, que investiga o caso. De acordo com o delegado Jorge Braz Coutinho, o vocalista negou a agressão e também que tivesse assediado a mulher. A vítima registrou queixa na delegacia no dia 1º de maio, alegando ter fraturado o nariz ao ser atingida por um murro no rosto dado pelo cantor. Na ocasião, ela informou  que a agressão ocorreu após ela ter "rejeitado" Lupão. “Ele disse que ela jogou primeiro um copo de bebida nele, e depois ele revidou. Mas só foi isso, disse que não a agrediu, não deu soco, não a assediou e não sabe quem pode ter feito isso”, conta o delegado. Jorge Braz Coutinho afirma ainda que a mulher será ouvida novamente, além de testemunhas. “Até agora, só temos a declaração que ela afirma ter sido agredida. Ela fez o exame do corpo de delito, realmente existe a lesão no nariz, mas nós precisamos saber agora quem praticou a ação. Isso carece de comprovação e nós não vamos ser levianos indiciando o rapaz. Vamos fazer o levantamento de provas, testemunhas”, pontua.

Caso
A suposta agressão ocorreu após um show em uma boate na Avenida Octávio Mangabeira, em Salvador. A Patrulha do Samba não se apresentou na noite do ocorrido. O vocalista estava na casa de shows para acompanhar a apresentação das outras bandas. "Eu estava na minha e ele ficou se chegando, mas eu não dei bola para ele. Quando foi no final da festa, eu estava do lado de fora, na porta da boate, pronta para ir embora, quando ele tomou o cigarro que estava na minha boca. Minha amiga me deu outro e eu saí. Depois, ele veio atrás de novo e tomou. Quando eu fui perguntar o porquê ele fez isso, ele jogou uísque em mim e me deu um murro no nariz", afirmou a mulher na ocasião. (TV Bahia)

Comente agora
16
Mai
Receita Federal impede Fnac de vender iPhones sem impostos
Postado por: Anacley Souza / 12:19h

Após anunciar que iria vender iPhones por preços mais em conta do que nos Estados Unidos, a Fnac, loja que vende produtos de diversos segmentos, teve seu pedido para atuar em free shop rejeitado pela Receita Federal. De acordo com matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, que esteve no local, localizado no terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, os aparelhos como iPhone e outras eletrônicos não estão sendo vendidos sem impostos, como prometido. Dentre os exemplos citados na publicação, o iPad Air (16 GB, Wifi) aparece sendo comercializado por R$ 1.749, valor superior ao da loja da Fnac na internet, onde custa R$ 1.569. Sem impostos, o aparelho deveria sair por R$ 1.123, ou 499 dólares. Já o iPad Mini (16 Gb, Wifi e 4G) estava sendo vendido por R$ 1.499 na loja e R$ 1.619 na internet. Sem impostos, o produto sai por R$ 965. O caso mais pesado registrado na matéria é o do MacBook Pro (Core I5, 4 GB, 500 GB, tela 13.3"), que estava à venda por R$ 4.299, enquanto na loja virtual da Apple no Brasil é vendido por R$ 5.299.

Comente agora
16
Mai
Presidente da Fifa sobre escolha do Catar para Copa de 2022: "erro"
Postado por: Anacley Souza / 12:10h

Para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022 foi um erro. Faltam oito anos para a realização do mundial no país asiático e a entidade enfrenta críticas por conta das altas temperaturas e denúncias de trabalho escravo. Nesta sexta-feira (16), o dirigente falou sobre o assunto, preocupado apenas com a questão do clima. "Claro que a escolha foi um erro. Mas erros são cometidos na vida. Foi feito um relatório técnico mostrando que a temperatura durante o verão no Catar é muita alto para a prática do futebol. Mesmo assim, isso não impediu uma grande maioria do Comitê Executivo da Fifa de optar pela Catar como país-sede da Copa de 2022", disse Blatter a "RTS". Confira todas as notícias da Copa do Mundo 2014 Por conta do forte calor do Catar, a Fifa estuda transferir a Copa do Mundo de 2022 do meio para o fim do ano, quando é inverno no país. Tanto Blatter quanto Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, já se mostraram a favor da ideia, que terá que ser votada pelo Comitê Executivo da Fifa. (Agência AFP)

Comente agora
16
Mai
Ministério da Saúde suspende recursos de 22 municípios que estão irregulares
Postado por: Anacley Souza / 11:54h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (16) no Diário Oficial da União suspende a transferência de recursos financeiros de 22 municípios que estão irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade. São eles: Laranjal do Jari (AP), Pilar (AL), Careiro (AM), Maués (AM), Camacan (BA), Ipirá (BA), Maragogipe (BA), Planaltina (GO), Almenara (MG), Brasília de Minas (MG), Caeté (MG), Igarapé (MG), Machado (MG), Pontes e Lacerda (MT), Augusto Corrêa (PA), Rurópolis (PA), São Fidélis (RJ), Apodi (RN), Eldorado do Sul (RS), Porto União (SC), Guariba (SP) e Socorro (SP). De acordo com o texto, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para municípios que constam como irregulares em monitoramento realizado em abril de 2014. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Mai
Levantamento revela que risco de estupro triplica com embriaguez
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:37h

De acordo com um novo recorte do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas mulheres que abusam do álcool têm 3,6 vezes mais chances de serem vítimas de estupro.  Segundo a pesquisa, quando as mulheres já têm um diagnóstico de dependência de álcool, as chances de sofrerem violência sexual aumentam para cinco vezes. Segundo matéria da Folha, a pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entrevistou 4.607 pessoas com mais de 14 anos em 149 cidades como amostra da população brasileira com margem de erro de cinco pontos percentuais. O uso abusivo de álcool é chamado de "binge" e corresponde à ingestão de quatro unidades de álcool (que equivale a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho) para mulheres e cinco unidades para homens em pouco tempo (duas horas). Ainda de acordo com o levantamento, sob o efeito do álcool, 89% das mulheres não evitam situações de risco, como estupros. Outros dados da pesquisa serão apresentados ainda nesta sexta-feira (16).  (BN)

Comente agora
16
Mai
Quatro ficam feridos em batida após ultrapassagem na BR-330
Postado por: Anacley Souza / 11:37h

Quatro pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal entre dois veículos de passeio na noite de quinta-feira (17), no perímetro urbano da BR-330, no município de Ipiaú, região sul da Bahia, a cerca de 353 km de Salvador. O registro foi feito por volta de 20h30. De acordo com informações da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) da cidade, um dos condutores, que estava sozinho dentro do veículo, teria realizado uma ultrapassagem irregular, ocasionando o acidente. Ainda de acordo com o órgão, ele seguia para a cidade de Ipiaú. Já o outro condutor, que é ambulante, retornava do trabalho com mais dois passageiros no veículo, em direção ao município de Jequié. Todas as quatro vítimas tiveram ferimentos leves. Segundo o órgão, elas foram levadas para o Hospital Geral de Ipiaú. Ainda não há informações sobre o estado de saúde. A polícia também informou que o condutor, que fez a ultrapassem, é vizinho de um dos ocupantes do outro carro, ambos moradores da cidade de Jequié. As vítimas ainda serão interrogadas pela Polícia Civil. (TV Bahia)

Comente agora
16
Mai
Forró Tia Maria estreia em Santo Antônio de Jesus no dia 19 de junho; vendas são iniciadas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:34h

Com o feriado de Corpos Christi no dia 19 de junho, em 2014 o São João começa mais cedo na Bahia! Para comemorar o início dos festejos, a On Line Entretenimento e o Grupo Notável se uniram na produção do Forró da Tia Maria, novidade que promete movimentar Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Aviões do Forró, Jorge & Mateus, Saulo, Matheus & Kauan e Os Cumpadi formam a grade da festa, que se preocupou em montar uma programação que agradasse todos os gostos, mas mantivesse a essência das festas juninas. O evento é realizado na Arena Centro e conta com serviços Open Bar para os forrozeiros que forem curtir de Arena e All Inclusive para quem preferir se divertir usufruindo do Camarote.

Serviços

  • Nome do evento: Forró Tia Maria
  • Quando: 19 de junho
  • Onde: Santo Antônio de Jesus
  • Atrações: Aviões do Forró, Jorge & Mateus, Saulo, Matheus & Kauan e Os Cumpadi
  • Valores:
  • Arena Open Bar: R$ 160,00
  • Camarote Al Inclusive: R$ 330,00
  • Horário: 14h
  • Ponto de Vendas: Line Bilheteria, Balcões de Ingresso dos shoppings, Ticketmix, Pida e em Santo Antônio de Jesus, no quiosque do evento, localizado no Shopping Itaguari.
  • Mais informações em Salvador: (71) 2105.6523 / (71) 3035.8059 e em  Santo Antonio de Jesus- (75) 3631.7226
Um comentário
16
Mai
FAB vai comprar pela primeira vez mísseis aéreos para abater navios
Postado por: Anacley Souza / 11:34h

A Força Aérea Brasileira iniciou neste ano a negociação para adquirir, pela primeira vez no país, mísseis aéreos capazes de abater navios e também submarinos (que não estejam submersos). Serão comprados 20 mísseis Harpoon, da norte-americana Boeing: 16 operacionais, do modelo AGM-84L Harpoon Block II, para ataque, e outros quatro, para treinamento. O Pentágono notificou no último dia 6 o Congresso americano sobre a negociação, com custo estimado de R$ 375 milhões, alegando que o arsenal vai ajudar o Brasil nas “operações de repressão ao crime organizado transfronteiriço” (como pirataria e tráfico de drogas e armas), segurança das fronteiras e proteção de investimentos e recursos na área marítima. A Defesa norte-americana salienta que a venda não vai desestabilizar a balança de poder entre os países na América Latina. A FAB diz que a venda foi aprovada e não confirma o valor. “A aquisição dos mísseis dá a capacidade de neutralizar alvos marítimos de superfície, como embarcações, inclusive submarinos que não estejam submersos". Não há previsão da chegada dos mísseis ao país. As tratativas com o governo dos Estados Unidos iniciaram depois de a FAB receber o primeiro dos aviões que pode usar o míssil, o P-3AM Orion. Doze aviões usados foram adquiridos em 2005, sendo “recauchutados” para a defesa da costa marítima e do pré-sal, tendo a vida útil estendida por mais 40 anos. O primeiro deles chegou em 2011 e a última unidade do P-3AM será entregue ao Brasil na segunda quinzena de maio, diz a Aeronáutica.

Comente agora
16
Mai
Saúde suspende recursos de 22 municípios por falta de dados sobre mortalidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:22h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (16) no Diário Oficial da União suspende a transferência de recursos financeiros de 22 municípios que estão irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade. São eles: Laranjal do Jari (AP), Pilar (AL), Careiro (AM), Maués (AM), Camacan (BA), Ipirá (BA), Maragogipe (BA), Planaltina (GO), Almenara (MG), Brasília de Minas (MG), Caeté (MG), Igarapé (MG), Machado (MG), Pontes e Lacerda (MT), Augusto Corrêa (PA), Rurópolis (PA), São Fidélis (RJ), Apodi (RN), Eldorado do Sul (RS), Porto União (SC), Guariba (SP) e Socorro (SP). De acordo com o texto, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para municípios que constam como irregulares em monitoramento realizado em abril de 2014. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Mai
Mau hálito pode não ter cheiro: confira dez curiosidades
Postado por: Anacley Souza / 11:21h

em sofre de mau hálito ou conhece alguém que tenha esse problema sabe bem como é desagradável. A halitose pode levar a pessoa à depressão ou ser um indicativo de outras doenças muito mais graves no corpo. Para entender melhor esse mal, que atinge cerca de 30% dos brasileiros, Marcos Moura, cirurgião-dentista e presidente da Associação Brasileira de Halitose, conta 10 curiosidades sobre o assunto. 

Alteração salivar é a maior causa de mau hálito
Essa é a principal causa de mau hálito. A saliva funciona como um detergente bucal, eliminando bactérias nos intervalos entre as higienizações boca. Quando o volume de saliva diminui, a boca fica seca e com mais bactérias causadoras do mau hálito. 

Fadiga olfatória – o mau hálito “sem cheiro”
 Quando a halitose é frequente pode ocorrer a chamada “fadiga olfatória”, quando as células do nariz se “acostumam” com o mau cheiro que vem da boca e a pessoa passa a não senti-lo mais. E quando não se sabe que tem o problema, fica mais difícil tratá-lo. 

Mau hálito pode causar depressão

Comente agora
16
Mai
Oitavas de Finais da Copa Sertaneja de Futsal acontece hoje no Ginásio de Esportes em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 11:19h

 Acontece nesta sexta-feira (16) ás 19h no Ginásio de Esportes as oitavas de finais da Copa Sertaneja de Futsal Feminino. Na disputa, a seleções de Santo Antônio de Jesus Jogará contra a seleção de Itatim. Esta é a terceira edição do torneio, que é organizado pela Liga de Futsal de Feira de Santana e conta com o apoio da Federação Baiana de Futsal e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia.

Redação Voz da Bahia

 

Comente agora
16
Mai
Grávida é condenada a morte por se recusar a negar fé cristã no Sudão
Postado por: Anacley Souza / 11:14h

Uma grávida de 27 anos foi condenada a morte por se recusar a abandonar a fé Cristã no Sudão. Ela também foi acusada de adultério por se casar com um homem cristão e sentenciada a receber 100 chibatadas pelo crime. Durante o julgamento, o juiz da cidade de Khartoum chegou a perguntar se Mariam Yahya Ibrahim acertaria se converter novamente para o Islã. No entanto, ela se recusou, dizendo "eu sou cristã". Por conta disso, a grávida condenada à morte por enforcamento pelo crime de apostasia - abandono da fé. De acordo com o site Buzzfeed, a sentença será cumprido assim que Ibrahim der à luz ao bebê. Ela está grávida de oito meses. De acordo com as leis do Sudão, os filhos devem seguir a orientação religiosa paterna, e o pai de Ibrahim é muçulmano. A mãe da jovem, que teve a maior influência em sua criação, segue a religião Cristã Ortodoxa. Os advogados de Ibrahim estão tentando apelar o veredito da corte sudanesa. Cerca de 50 pessoas se reuniram na frente do local onde o julgamento aconteceu, segurando cartazes que pediam "Liberdade religiosa" e "Não queremos a execução de Mariam". Outro grupo pequeno protestou a favor do veredito enquanto orava "Deus é o maior". Diversas embaixadas ocidentais e ativistas condenaram o que eles chamam de abuso dos direitos humanos no Sudão, e pediu que o governo do país respeitasse o direito à liberdade religiosa. Ao todo, 13 países, todos muçulmanos, tem pena de morte para crimes como abandono de fé e blasfêmia. Estes países são o Afeganistão, Irã, Malásia, Maldívias, Mauritânia, Nigéria, Paquistão, Qatar, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Emirados Árabes e Iêmen. (BBC Brasil)

2 comentários
16
Mai
Governo da Bahia investe R$ 900 mil para jogos no telão durante a Copa
Postado por: Anacley Souza / 11:02h

A Bahia terá maior programa de exibição pública dos jogos da Copa do país, informou o coordenador de marketing da Secretária Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Márcio Lima. As trinta cidades selecionadas receberão o aporte financeiro de R$ 30 mil para aquisição de painéis de lead e contratação de artistas locais. A seleção será feita por meio de edital que será divulgado na próxima semana no Diário Oficial. De acordo com o coordenador da Secopa, a Bahia está em destaque como a cidade-sede que mais terá exibições públicas durante o torneio mundial. O investimento de R$ 900 mil é uma parceria da Bahiatursa, Secretária do Turismo (Setur) e Secopa, e tem como finalidade fomentar a economia local dos municípios baianos. Para a capital, Lima destacou que durante os festejos juninos a programação no Terreiro de Jesus será mantida. Além disso, mais dois bairros do subúrbio serão contemplados com telões e shows gratuitos de forró. “As cidades contempladas garantirão a exibição de todas as partidas com o Brasil estando ou não na final. A Bahia está em destaque como um dos estados que mais investiu em exibição gratuita no Brasil.

Comente agora
16
Mai
Playboy especial da Copa aposta em ex-affair de Neymar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:56h

A Playboy estava à procura de uma mulher cheia de curvas e ligada ao futebol para ser a musa do torneio, estampando a capa e o recheio da revista de junho. De acordo com a coluna 'Retratos da Vida', do jornal Extra, a tal musa já foi encontrada. Trata-se de Patrícia Jordane, a gata que ficou conhecida no comecinho de 2013, ao revelar que teve um affair com Neymar, pouco antes dele assumir o namoro com Bruna Marquezine. Na ocasião, Patrícia foi destaque em vários sites e despertou o interesse de revistas masculinas, mas acabou esquecida pela mídia, retornando aos holofotes agora, com a Playboy. Para quem não se lembra, a morena afirma ter ficado com Neymar durante o réveillon de 2013, em Jurerê Internacional (SC). Apesar de ela ter dado todos os detalhes e ainda elogiar a performance do craque, o jogador nunca confirmou o envolvimento amoroso com a gata. Logo após a polêmica, o romance de Neymar e Bruna Marquezine ganhou o noticiário. (Reportagem iBahia)

Comente agora
16
Mai
Aeronáutica abre inscrições para escola de cadetes do ar com 180 vagas
Postado por: Anacley Souza / 10:48h

As inscrições para o exame de admissão ao curso preparatório de cadetes do ar de 2015, foram abertas nesta sexta-feira pela Aeronáutica. O curso que acontece na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, Minas Gerais com duração de três anos e tem 180 vagas disponíveis. Durante o período do curso, o aluno terá remuneração fixada em lei, assistência médica e dentária. A preparação é ministrada sob o regime de internato, envolve instruções militares e gerais, além de ser equivalente ao ensino médio. Para concorrer as vagas, o candidato precisa der do sexo masculino, não ter menos de de 14 anos, e nem completar 19 anos até dia 31 de dezembro de 2015, ter concluído ou estar em conclusão do ensino fundamental, além de outros requisitos citados no edital. A avaliação conta de prova escrita e redação, além de avaliação de condicionamento físico e validação documental. As inscrições estão abertas até 5 de junho, no site da Força Aerea Brasileira (FAB). A taxa é de R$ 60, e aplicação da prova escrita será no dia 3 de agosto.

Comente agora
16
Mai
Salvador: Sobe para 36 o número de solicitações de emergência recedidas pela Codesal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:48h

Subiu para 36 o número de solicitações de emergência recebidas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) de meia noite até às 9h45 desta sexta-feira (16). O maior número é de deslizamentos de terra, com 13 registros. Entre as solicitações, ocorreram também três desabamentos de muro, três desabamentos parciais, além de seis ameaças de desabamento e quatro de deslizamento de terra. Lembrando que a Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Comente agora
16
Mai
Cinco presos fogem da delegacia do município de Irecê
Postado por: Anacley Souza / 10:42h

Cinco presos conseguiram escapar da carceragem do complexo policial da 14º Coorpin (Coordenadoria Regional do Interior) do município de Irecê, localizado a 478 km de Salvador. A fuga ocorreu na madrugada de quinta (15) e até a manhã desta sexta-feira (16), por volta 10h, apenas um fugitivo foi capturado no município de Seabra. Segundo informações da delegada plantonista da 14º Coorpin, os detentos conseguiram fugir por um espaço entre a parede e a grade da cela e depois pularam o muro da delegacia. (Record Bahia)

Comente agora
16
Mai
Valença: Carro de subtenente é tomado de assalto e queimado em zona rural de Laje
Postado por: Anacley Souza / 10:41h

No início da noite desta quinta-feira (15), por volta das 18h30, um veículo modelo Idea, placa  NYO 8065, conduzido pelo Subtenente da Policia Militar, Helton Brandão, foi tomado de assalto no Entroncamento da cidade de Valença. Segundo informações policias, quatro elementos fortemente armados, interceptaram o carro que estava sendo conduzido pelo militar e anunciaram o assalto. Ainda de acordo a PM, após a ação, os assaltantes seguiram rumo à cidade de Santo Antônio de Jesus. Nossa redação foi informada, que o veículo foi encontrado queimado na localidade do Riacho da Lama, zona rural de Laje. A vítima nada sofreu na atuação dos criminosos. O caso esta sendo investigado pela Polícia Civil.

  1. Reportagem: Voz da Bahia
Comente agora
16
Mai
Alimentos voltam a subir com menos intensidade e ajudam a conter inflação
Postado por: Anacley Souza / 10:37h

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), atingiu alta de 0,78% na segunda prévia de maio. Na verificação anterior, o índice variou. No total, três dos oito grupos pesquisados apresentaram decréscimos – como o alimentação (de 1,31% para 1,05%). Entre os itens alimentícios que mais vêm perdendo ritmo no aumento de preços estão os legumes que ficaram 2,35% mais caros. Na apuração anterior, a variação chegou a 3,64%. Saiba Mais Projeção de instituições financeiras para a inflação em 2014 cai para 6,39% Em transportes, o índice registrou elevação (de 0,52% para 0,61%), com destaque para a redução no ritmo de correção do automóvel novo (de 0,55% para 0,31%). No grupo habitação, a taxa ficou praticamente estável, ao passar de 0,74% para 0,73%. Nesse grupo, os salários pagos aos empregados domésticos estão subindo com menos intensidade (de 0,88% para 0,68%). Em sentido oposto, os preços em educação, leitura e recreação saíram de uma variação negativa em 0,03% para uma alta de 0,16%. Em despesas diversas, houve aumento de 0,37% para 0,56%; em vestuário, ocorreu elevação (de 0,73% para 0,78%) e, em comunicação, de 0,12% para 0,14%. Os cinco itens que mais pressionaram o IPC médio foram: tarifa de eletricidade residencial (2,95%), refeições em bares e restaurantes (0,62%), batata-inglesa (10,78%), leite do tipo longa vida (3,99%) e condomínio residencial (1,10%). Já os cinco itens que mais ajudaram a neutralizar esses aumentos foram: alface (-7,79%), passagem aérea (-7,75%), laranja-pera (-5,67%), aparelho de TV (-1,33%) e mandioca (-13,34%). (Agência Brasil)

Comente agora
16
Mai
Mulher de 34 anos é adota após se passar por uma adolescente
Postado por: Anacley Souza / 10:23h

A jovem Caridade Stevens, de apenas 15 anos, era atendente em uma lanchonete McDonald's nos EUA quando conheceu Tamica Lincoln, 30, para quem contou sua história: ela tinha sido abusada na infância e havia perdido ambos os pais. Sensibilizada pela história da jovem que não tinha onde dormir após a morte da família, Tamica adotou a menina. Parece uma história com um final feliz, não é mesmo? Mas não é! Depois de comprar roupas, cuidar do cabelo e matricular a "garota" em uma escola, a tutora descobriu a verdade, Caridade era, na verdade, Charity Ann Johnson, uma mulher de 34 anos. Olhando as imagens de Charity arrumada e com uma fita rosa no cabelo dá para imaginar como as pessoas puderam ser enganadas, mas vestida com o traje listrado da prisão, onde está agora, ela não parece nem um dia mais jovem do que seus 34 anos.   "Ela agia como uma criança, fazia o dever de casa, recebia boas recomendações...", contou Tamica em entrevista à ABC News. Ao ser matriculada na escola, ela afirmou que até então havia sido educada em casa. A verdade só veio à tona seis meses depois. Ela então soube que após uma busca pelo nome da jovem, a instituição verificou que não havia antecedentes de nenhuma "Caridade Stevens" e que os responsáveis pelo grupo tinham, agora, mais perguntas do que respostas. Intrigada com a situação, Tamica decidiu fazer uma investição por conta própria, chamou a gerente do McDonald onde conheceu a outra mulher e descobriu que o seu verdadeiro ano de nascimento era 1979, e seu nome não era Caridade Johnson. Chocada, ela notificou a polícia. (BOL)

Comente agora
16
Mai
Chuva provoca mais de 10 quilômetros de congestionamento na BR-324
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:11h

A forte chuva que cai nesta sexta-feira (16) provoca alagamentos no bairro da Valéria, na altura do Km-615 da BR-324, sentido Feira de Santana, e deixa o trânsito lento na região.  A Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) alerta aos motoristas que evitem este trecho da rodovia, pois o engarrafamento chega a 11km. De acordo com a Transalvador, o volume de água também causa congestionamentos na Avenida Paralela, nos dois sentidos, Av. Paulo VI; e Rua Barão de Cotejipe, no bairro da Calçada, até o Terminal da França. Ainda de acordo com órgão de trânsito, alguns semáforos da Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM) estão com defeito, o que dificulta o tráfego de veículos no local. A Transalvador registrou nas últimas 24h, 4 acidentes com 3 feridos.

Previsão do tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta sexta-feira é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva esparsa, com temperatura mínima de 22º e máxima de 28º. Já no final de semana, a previsão do tempo para o sábado (17) e domingo (18) é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva isolada, com temperatura mínima de 23º e máxima de 29º nos dois dias. (G1 Bahia)

Comente agora
16
Mai
SAJ: Cidadão denuncia descarte de pedras no Km-53, próximo a Policia Rodoviária Estadual
Postado por: Anacley Souza / 10:09h
  • Com a instalação no novo posto da Policia Rodoviária Estadual na BA-046 nas proximidades do Km 53, vários motoristas de cargas, principalmente aqueles que transportam pedras, tem deixado parte do material nas margens da rodovia e isto vem causando transtornos aos moradores e transeuntes da região. Em contato com a Andaiá FM, o cidadão de prenome João Vitor, residente da localidade do Gamelo, zona rural de Santo Antônio de Jesus, relatou que várias pedras estão sendo espalhadas pela área e tem causado acidentes constantes. Segundo o denunciante, muitos caçambeiros se excedem no limite de carga instaurado pelo DERBA, alguns vêm diminuído o peso depositando nas margens da via, “eles estão despejando pedras pelo caminho e a ação já tomou conta de metade da rodovia. Já tiveram vários acidentes por conta disso”, informou. Ainda de acordo o cidadão, moradores da região e motoristas já entraram em contato como preposto da PRE e estes vêm fazendo Blitzes, mais até o momento nada foi solucionado, “queremos uma solução antes que algo de mais grave aconteça”, pede.
  • Redação Voz da Bahia
Comente agora
16
Mai
Dica do Restaurante Lua Cheia: Broa de Milho
Postado por: Anacley Souza / 10:00h

Ingredientes

  • 1 xícara de margarina
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras farinha de milho média
  • 3 xícaras meia de farinha de trigo
  • 1 pacote de fermento em pó ( 15 ou 20g)
  • 1 colher de chá de erva doce

Modo de Preparo: Em uma batedeira, bata a margarina e o açúcar até obter um creme. Sem parar de bater, acrescente os ovos, o sal e a erva doce. Acrescente à massa, alternadamente, a farinha de milho, a farinha de trigo e o fermento. Unte e polvilhe uma assadeira. Faça as broas e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média, por mais ou menos 30 minutos ou até dourar. 

Comente agora
16
Mai
Acidente entre dois veículos deixa um morto e quatro feridos na BR-101
Postado por: Anacley Souza / 09:51h

Um grave acidente deixou pelo menos uma pessoa morta e quatro feridas na BR-101, na noite da quinta-feira (15). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 18h de ontem, um Fiat Uno bateu de frente com um Vectra na altura do quilômetro 535 da rodovia. Uma pessoa, que ainda não foi identificada pela polícia, morreu no local do acidente. As vítimas foram socorridas para o Hospital de Base, no município de Itabuna, no Sul da Bahia. O estado de saúde delas não foi divulgado. Segundo o site Radar Notícias, o motorista do Uno, que seguia de Arataca para a Vila Operária, chegou a ser socorrido para a unidade médica, mas morreu após dar entrada no local. O Vectra, com placa do Rio de Janeiro, seguia para Porto Seguro. Uma passageiro do veículo ficou ferida e foi levada para o Hospital Calixto Midlej. O motorista do Vectra ainda não foi identificado, assim como as outras vítimas do acidente.

Comente agora
16
Mai
Site da Gol erra preços de passagens e provoca avalanche nas redes sociais
Postado por: Anacley Souza / 09:48h

Um erro no sistema de vendas da companhia aérea Gol na madrugada e manhã desta quinta-feira (15) fez despencar o valor das passagens aéreas. A informação sobre a falha, espalhada rapidamente através das redes sociais, fez com que o site ficasse congestionado por conta do grande número de pessoas tentando encontrar tarifas mais baixas, segundo o jornal O Dia. O erro, segundo a empresa, foi na cotação do dólar, taxado em em R$ 0,22, em vez de R$ 2,22, valor correto. Passagens para Buenos Aires foram vendidas a R$ 224, e clientes encontraram passagens para Miami, nos Estados Unidos, a R$ 655, segundo a publicação. Alguns voos para Nova York chegaram a ser vendidos por R$ 400, por R$ 260 para Orlando, na Flórida, R$ 89 para Santiago, no Chile, e R$ 210, para Punta Cana, na República Dominicana. A mais barata ficou para Montevidéu, no Uruguai, que saiu por apenas R$ 55. A companhia informou que quem comprou as passagens no valor mais baixo não devem ser prejudicados. “Houve uma falha no sistema de vendas da companhia. O problema já foi solucionado e os bilhetes vendidos serão honrados”, informou a empresa. (Correio)

Comente agora
16
Mai
Povos de santo acusam governo de racismo institucional
Postado por: Anacley Souza / 09:32h

Na assinatura das ordens de serviços para a revitalização dos terreiros de candomblé, na tarde desta quinta-feira (15), o presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Raimundo Nonato, acusou o governo Wagner de praticar racismo institucional. Representante dos povos de santo em Salvador, Nonato disse ser inadmissível o estado “mais negro do Brasil” sofrer com preconceito. “Isso é uma vergonha. Somos 80% de negros e temos que passar por constrangimentos aqui. Foi muito difícil conseguir estes recursos, pois somos do candomblé. Um estado como o nosso, utilizar de intolerância religiosa é complicado”, reforçou. Em resposta, o governador Jaques Wagner disse que sempre fez o possível e não é um agradecimento realizar ações para os povos de matrizes africanas e sim a obrigação dele. Porém ressaltou que o seu governo foi o que mais deu abertura às comunidades e pediu a cobrança ao outro governo que o suceder. A Bahia é o primeiro estado a repassar recursos para a revitalização de templos de matrizes africanas. O governador Jaques Wagner assinou as ordens de serviço na tarde desta quinta feira (15). Os recursos de R$ 4 milhões repassados diretamente para a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) e a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Amerindia (Afa). Serão ao todo 64 terreiros reformados em Salvador, Cachoeira e Maragojipe. (Bocão News)

Comente agora
16
Mai
Dudu Nobre diz que colecionava armas e explica foto com fuzil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:22h

O sambista Dudu Nobre disse, por meio da assessoria de imprensa, que não vê motivos para tanta polêmica em torno de uma foto na qual ele aparece segurando um fuzil — arma de uso restrito — na companhia de dois amigos. A imagem foi divulgada na coluna de Leo Dias, na edição de quinta-feira (15) do jornal O Dia. Segundo o artista, a foto foi feita há oito anos, quando ele ensaiava em casa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, para uma sequência do filme “Tropa de Elite 2”, no qual fez uma pequena participação. O cantor e compositor afirmou ainda que, na época, era colecionador de armas e, por isso, chegou a alugar armamentos para a equipe de produção do longa-metragem. Dudu era proprietário da empresa MDN, de efeitos especiais. No entanto, o artista disse que começou a se desfazer da coleção de armas logo após a estreia do filme, quando também encerrou as atividades da empresa. “Essa foto foi tirada pela minha ex-mulher [Adriana Bombom], e foi inclusive anexada por ela ao processo, que correu em segredo de Justiça, pela disputa da guarda das minhas filhas.

Comente agora
16
Mai
Dirigentes da Fifa são um peso nas costas, diz Dilma em jantar
Postado por: Anacley Souza / 09:18h

A Presidente Dilma Rousseff afirmou, durante jantar com jornalistas esportivos, no Palácio da Alvorada, na quinta-feira, que os principais dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) têm representado um peso. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. De acordo com a publicação, quando falava sobre a ampliação da rede de metrôs nas grandes cidades do País, Dilma foi questionada se tais obras eram por causa da Copa e respondeu: "tirem o Blatter e o Valcke das minhas costas! Não tem nada a ver com a Copa, são obras para as cidades”. Após a afirmação, um dos presentes no jantar perguntou: "eles são um peso, presidente?". "Ô, se são", concordou a presidente, em referência a Joseph Blatter, presidente da Fifa, e Jerôme Valcke, secretário-geral da entidade. Aos presentes ao jantar, Dilma não revelou constrangimento por ter de se encontrar com o presidente da CBF, José Maria Marin, que, em 1976, elogiou o delegado Sérgio Paranhos Fleury , que é acusado de torturar o ex-marido da presidente, Carlos Araújo. "Por que citar o Carlos? Torturou a mim. Sabe o que eu sinto? Eu sinto que não sou eu quem tem de justificar nenhuma barbaridade para minha filha ou para meu neto. São eles que têm. Porque nós ganhamos. É assim que eu sinto: nós ganhamos.”(Terra)

Comente agora
16
Mai
Cel. Luziel Andrade divulga 'balanço das ocorrências policiais em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 09:11h

Em entrevista a Recôncavo FM na manhã desta sexta-feira (16), o Tenente Cel. Luziel Andrade comentou sobre os crimes ocorridos ontem em Santo Antônio de Jesus.

- Em relação ao sequestro relâmpago contra o empresário Gilson Barreto, marido da ex-vice-prefeita, Dalva Mercês, ele disse que ainda não há informações sobre os suspeitos do atentado e que este não foi o único caso registrado nesta semana aqui na cidade. Segundo Andrade, dois fatos idênticos aconteceram com a diferença de que não houve reféns como no caso de Barreto. Para o Militar, esta prática vem preocupando o aparato da Polícia Militar devido a tomada dos veículos caracterizando assim um possível arrombamento ou assalto a banco, “o histórico nos mostra que todas as vezes que aconteceram coisas desse tipo, onde uma quadrilha toma de assalto carros em uma determinada região, acontece rouboos em localidades próximas”, esclareceu. 

- Sobre o homicídio que ocorreu no início da noite de quinta-feira, onde homens em uma moto deflagram tiros contra João Luís dos Santos, o Tenente informou que a Policia Civil esta investigando o caso e que ainda não há informações da motivação ou autoria do crime. Segundo Andrade, a vítima não tinha passagem pela polícia e informações seguem de que este era irmão de um PM lotado na cidade de Amargosa, “possivelmente a motivação pode ser de caráter passional, mais estaremos juntamente coma Policia civil apurando o caso e tão logo os suspeitos serão capturados”, finalizou.

  1.  Redação: Voz da Bahia
Comente agora
16
Mai
Guinness: Digitador de SMS mais rápido do mundo é do Brasil
Postado por: Anacley Souza / 09:06h

Você é daqueles que odeia quando seu BFF demora séculos para responder uma mensagem no WhatsApp? Quem troca mensagens com o catarinense Marcel Fernandes Filho não tem esse problema. O estudante de 18 anos entrou para o Guinness Book no fim de abril por ser o digitador mais rápido de SMS em um smartphone. A convite da empresa Fleksy, que produz teclados para smartphones, o estudante de física foi a Nova York para quebrar o recorde. Em 18,19 segundos, Marcel digitou 160 caracteres na tela de um Galaxy S5 e garantiu seu nome no livro dos recordes, superando a marca anterior de 18,44 segundos. Apesar de parecer fácil, não é qualquer um que consegue digitar nessa velocidade -- e não existe um segredo para ser o mestre da digitação. “Não tenho nenhum tipo de técnica”, garantiu o catarinense. Marcel adquiriu essa habilidade após anos de treino involuntário. “Digito em smartphone desde 2009, quando meu computador quebrou e eu não tive outra opção além de fazer tudo pelo celular”, conta o recordista. Quando diz que fazia tudo pelo celular, o catarinense não exagera: ele usava o aparelho para tarefas que iam desde se comunicar com os amigos por mensagens a escrever redações. “Minha habilidade se desenvolveu por uma necessidade”, diz. No ano passado, o estudante reverteu essa técnica em algo que o traria bons frutos.

Comente agora
16
Mai
Copa pode ter acarajé sem camarão
Postado por: Anacley Souza / 09:01h

Os criadores de camarão no estado da Bahia passam por um processo de desgaste junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A carcinicultura, que nada mais é do que a cultura/criação do camarão está abalada desde 2002 e, agora, entra em um colapso que pode resultar no desabastecimento do produto nos tabuleiros das baianas. De acordo com documento encaminhado à Procuradoria Geral da Bahia na última terça-feira (13), em 2002 o Governo do Estado realizou um levantamento do potencial para a carcinicultura e constatou que existem 100 mil hectares de áreas propícias para se criar camarão. Com isso, esperava o Governo produzir 600 mil toneladas e gerar 340 mil empregos (3,4 emprego diretos e indiretos por hectare), elevando a Bahia para o 1° lugar no cenário nacional. Mas, o Estado atualmente explora somente 2.096 hectares e desceu de 3º para 5º no ranking nacional. Tudo isso porque existe uma decisão da Justiça que pede que, para se ter licença para explorar a iguaria, precisa da anuência do Inema e do Ibama. Mas, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC) além de não conceder a licença os órgãos não renovaram as que existiam. O Inema, em nota, alega que cumpre uma decisão judicial. Mas, de 2007 a 2011 o órgão poderia ter liberado as concessões considerando que a decisão judicial só exigia o estudo para projetos novos, o que de acordo com a ABCC não foi feito.

Comente agora
16
Mai
Travessias de Mar Grande e Morro de São Paulo operam sem restrições
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:41h

Com as chuvas que caem em Salvador e em toda a Ilha de Itaparica, a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande registra movimento tranquilo nesta manhã de sexta-feira (16). O sistema opera com oito embarcações e horários de saída dos terminais a cada 30 minutos. De Mar Grande para a capital, a travessia não atenderá das 9h30 às 12h30, por conta da maré baixa, que impede as manobras de atracação no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha. A maré baixa, contudo, não atrapalha a travessia no sentido de Salvador para a Ilha de Itaparica, pois as embarcações saem normalmente do Terminal Náutico e atracam no terminal do sistema ferry-boat, em Bom Despacho, com autorização da Agerba. Se o sol voltar, a Astramab tem a a expectativa de que o fluxo de passageiros cresça a partir do meio dia com o embarque daqueles que gostam de passar o final de semana na Ilha. A última viagem do dia com saída da capital ocorre às 20h e, de Mar Grande, às 18h30.

Comente agora
16
Mai
Enem já tem 2,6 milhões de inscritos; prazo termina na próxima sexta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:37h

A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem mais2.655.111 candidatos inscritos, segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na manhã desta sexta-feira (15). O prazo para participar vai até as 23h59 do dia 23, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/. O Enem deverá ser usado por pelo menos 115 universidades federais para o acesso a cursos de graduação. Com base no volume de visitantes no site, o Inep afirma  que os melhores horários para se inscrever na prova do MEC são até as 9h, entre as 14h e as 17h, e após as 21h. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, e a expectativa é que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam este ano. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo da inscrição no site enem.inep.gov.br. Em 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram no Enem e mais de 5 milhões fizeram as provas. A taxa de inscrição não mudou – continua R$ 35 –, e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio.

Comente agora
16
Mai
Entidades Empresariais realizam mega palestra com Leila Navarro em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:35h

Preocupadas com a capacitação empresarial e o fomento de conhecimento para o empresariado, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus todos os anos realizam duas mega palestras (uma a cada semestre). Com o tema colaborador artilheiro, equipe vencedora, a mega palestra que ocorrerá ainda neste primeiro semestre, no dia 19 de maio, às 20h, no clube dos 100, em Santo Antônio de Jesus traz novidades nesta edição. O grande destaque para esta mega palestra é a palestrante. Leila Navarro é quem estará ministrando a palestra no dia 19 junto ao público presente. Ela, que é graduada na área de saúde pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em medicina comportamental (UNIFESP), está no mercado de palestras há mais de 15 anos e já possui uma carreira sólida no Brasil e exterior.  Além disso, é autora de quinze livros, entre eles, “Talento para ser Feliz”, Talento a prova de crise” e “Confiança é a chave para o sucesso pessoal e empresarial”. Na palestra, Navarro discorrerá sobre assuntos como: “Como tornar cada membro da sua equipe um competente artilheiro?”, “O que seus colaboradores podem extrair do comportamento dos grandes modelos do futebol?”, “O que existe em comum e fundamental entre jogadores e vencedores?”, “Como desenvolver o hábito de treinar para vender e ter resultados?”, entre outros.

Você tem um encontro marcado com a gente! É no dia 19 de maio, no clube dos 100. Prepare sua equipe!

Para maiores informações, entre em contato através do telefone: (75) 3632 – 8800 ou pelo endereço de e-mailcde@acesaj.com.br. (Rafael Lopes/Assessoria de Comunicação/ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ)

Comente agora
16
Mai
Contribuinte que caiu na malha fina já pode corrigir erros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:31h

Os contribuintes que entregaram o Imposto de Renda Pessoa Física 2014, ano-base 2013, e caíram na malha fina já podem corrigir pendências ou inconsistências em sua declaração, confirmou ao G1 o supervisor nacional do IR do órgão, Joaquim Adir.Para conferir a situação da declaração e resolver possíveis problemas, os contribuintes devem entrar no site da Receita Federal na internet e buscar pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) do órgão. O sistema exige o uso de um código de acesso gerado na própria página da Receita, ou um certificado digital emitido por autoridade habilitada. O acesso ao extrato também permite conferir se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços. Quem não encontrar informações sobre a sua situação deve aguardar mais alguns dias. Segundo Joaquim Adir, da Receita Federal, quase todas as declarações de 2014 já foram processadas e o procedimento deverá ser totalmente concluído em até uma semana. "A autorregularização já está valendo. Quase a totalidade das declarações já foi processada. A Receita está concluindo. Mais uma semana no máximo [todas declarações estarão na base de dados do Fisco]", afimou Joaquim Adir. Neste ano, o Fisco recebeu 26,8 milhões de declarações do Imposto de Renda até 30 de abril, o prazo legal. O número ficou um pouco abaixo das expectativas do órgão, que esperava receber 27 milhões de documentos.

Comente agora
16
Mai
Forte chuva provoca queda de muro e deslizamentos em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 08:23h

A forte chuva que cai em Salvador nesta sexta-feira (16) provocou a queda de árvores, desabamentos parciais e deslizamento de terra. De acordo com a Defesa Civil do Salvador (Codesal), um muro de um imóvel caiu e atingiu paredes do quarto e banheiro de uma outra residência no bairro da Paz. Não houve vítimas. Na Avenida Pinto de Aguiar, um árvore caiu no final da noite de quinta-feira (15) e até a manhã desta sexta-feira não foi retirada, segundo a Codesal. Uma outra árvore também caiu no bairro de Stella Maris e atrapalha o trândito na região. Já no bairro da Mata Escura foi registrada uma ameaça de desabamento. A Defesa Civil informou que o piso de alguns apartamentos de um prédio quebrou. Por causa da chuva, telhado de escola desaba e atinge cinco alunos na Bahia Devido a chuva constante um deslizamento de terra aconteceu nos bairros de Bela Vistado Lobato e Cajazeiras VI. De acordo com o órgão, nestas ocorrências ninguém ficou ferido.

Previsão do tempo: Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta sexta-feira é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva esparsa, com temperatura mínima de 22º e máxima de 28º. Já no final de semana, a previsão do tempo para o sábado (17) e domingo (18) é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva isolada, com temperatura mínima de 23º e máxima de 29º nos dois dias. (TV Bahia)

Comente agora
16
Mai
Número de mortos após naufrágio de balsa em Bangladesh passa de 20
Postado por: Anacley Souza / 08:16h

O número de mortos no naufrágio de uma embarcação na qual viajavam 200 pessoas em Bangladesh aumentou para 25 nesta sexta-feira (16), enquanto dezenas de pessoas continuam desaparecidas, informaram as autoridades. A primeira tentativa de retirar a 'MV Miraz' do rio não teve sucesso. A balsa transportava até 200 passageiros. Duas embarcações de resgate tentavam arrastar a balsa até a margem. Os mergulhadores trabalharam durante toda a noite para retirar os corpos. "O balanço de mortos chegou a 25, incluindo 15 mulheres e crianças", disse o chefe de polícia local, Ferdus Ahmed. O naufrágio ocorreu nesta quinta-feira (15) às 15h locais (6h de Brasília) durante uma tempestade perto da cidade de Daulatdia, no distrito de Munshiganj. O diretor da Autoridade de Transporte Marítimo de Bangladesh, Shamsuddoha Khandaker, informou que quase 40 pessoas escaparam a nado ou foram resgatadas por barcos de pesca. O número exato de passageiros a bordo não é conhecido. Em Bangladesh, as balsas costumam transportar um número de pessoas muito acima do permitido oficialmente. As autoridades chegaram a anunciar em um primeiro momento que a balsa transportaria até 350 pessoas, mas Khandaker disse que o número seria consideravelmente menor, de 150 a 200 passageiros. (G1)

Comente agora
16
Mai
Prefeito confirma Bell Marques e Thiaguinho no São João de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 08:11h
  • Após o prefeito Humberto Leite ter divulgado as atrações para o São João em Santo Antônio de Jesus, mais dois artistas foram confirmados para os festejos juninos. Desta vez Bel Marques que hoje faz carreira solo e o cantor Thiaguinho que por sua segunda vez se apresenta na cidade. 
  • -
  • Algumas das principais atrações confirmadas:
  • - Michel Teló;
  • - Aviões do Forro;
  • - Luan Santana;
  • -Calcinha Preta
  • - Garota Safada;
  • - Pablo;
  • - Limão com Mel;
  • - Estakazero.
6 comentários
16
Mai
EUA condenam brasileiro que denunciou bomba falsa
Postado por: Anacley Souza / 08:11h

O estudante brasileiro Francisco Fernando Cruz, preso desde janeiro deste ano nos Estados Unidos por ter feito falsa denúncia de bomba em um avião, foi condenado nesta quinta-feira, 15, a cinco meses de prisão. De acordo com a mãe do rapaz, Cláudia Cruz, moradora de Sorocaba, interior paulista, o consulado brasileiro em Miami entrou em contato para informar sobre a condenação. Cláudia conseguiu falar com o filho e disse que ele estava tranquilo. “Ele estava consciente de que a pena poderia ter sido pior”, disse a mãe. Cruz vai cumprir a pena na mesma prisão em que se encontra. A família ainda não decidiu se vai entrar com algum tipo de recurso. O estudante foi preso no dia 9 de janeiro em Miami, depois de enviar mensagem eletrônica ao Departamento de Polícia local e à empresa TAM Linhas Aéreas alertando que o avião não deveria decolar, pois haveria uma bomba prestes a explodir a bordo. A mensagem foi rastreada e levou os policiais à universidade de Nova Jersey, onde ele estudava. Cruz alegou que fizera uma brincadeira para testar a segurança do voo. A Justiça americana entendeu que houve perturbação à segurança pública. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com