As comentadas


Boa tarde , Terça-feira, 04/08/2015








Enquete



Reflita

Blog

13
Mar
Convocado a monitorar protestos do dia 15, Wagner diz que já está em contato com Dilma
Postado por: Samile Macêdo / 07:58h

O ministro da Defesa Jaques Wagner afirmou, em participação à Rádio Metrópole, por telefone de Brasília, que conversou com a presidente Dilma Rousseff (PT) sobre as manifestações contra o governo. Um grande protesto está previsto em capitais do país no próximo domingo (15). "Estive ontem com a presidente conversando. Hoje já conversei com ela sobre manifestações, economia. Defendendo o estaleiro de Maragogipe, que está passando por uma fase difícil, mas vamos atravessar isso. Mas tenho certeza que a gente vai superar. Como dizem, toda crise é oportunidade de superação", afirmou. (Metro1)

Comente agora
13
Mar
Decreto deve reduzir espera por troca de produto com defeito a até 12 dias
Postado por: Samile Macêdo / 07:51h

O governo e o setor produtivo chegaram finalmente a um acordo sobre a lista de produtos que devem ter a troca acelerada em caso de defeito. Foram necessários dois anos para a Secretaria Nacional do Consumidor, a indústria e o comércio entrarem em um consenso sobre as mercadorias consideradas essenciais e sobre os prazos em que os itens devem ser trocados, informa o jornal O Estado de S. Paulo em sua edição desta sexta-feira, 13. O jornal O Estado de S. Paulo obteve o decreto que está na Casa Civil, pronto para ser assinado pela presidente Dilma Rousseff. Telefone celular, televisão, máquina de lavar roupas, geladeira, fogão e produtos para saúde - que devem ser definidos pelo Ministério da Saúde - estão elencados como itens essenciais, que terão de ser trocados quando tiverem “comprometimento de características ou funcionalidades que impeçam sua adequada utilização”. O decreto, que entra em vigor logo após a assinatura pela presidente, regulamenta o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Comente agora
13
Mar
Em Salvador, ex-presidente da Petrobras participa de ato em defesa da estatal
Postado por: Samile Macêdo / 07:45h

Apesar da adesão menor que a esperada pelos dirigentes sindicais, que estimavam a presença de 5 mil pessoas no ato, a manifestação convocada pela regional baiana da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) em Salvador, em defesa da Petrobras e dos direitos trabalhistas, contou com a presença de políticos baianos da base de sustentação do governo federal. Entre os presentes, deputados do PT, como Jorge Solla e Daniel Almeida, de partidos aliados, como Alice Portugal (PC do B), e o ex-presidente da estatal José Sergio Gabrielli. Convocado para as 7 horas, na frente da sede da Petrobras em Salvador, no bairro nobre do Itaigara, o ato reunia menos de mil pessoas por volta das 9 horas, muitas portando faixas e cartazes assinados por sindicatos e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Comente agora
13
Mar
Coreia do Norte lança novos mísseis ao mar em meio a tensão
Postado por: Samile Macêdo / 07:34h

A Coreia do Norte lançou sete novos mísseis ao mar de sua costa oriental, informou nesta sexta-feira o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, em meio ao clima de tensão na região pelos exercícios militares de Seul e Washington. O Exército Popular norte-coreano realizou os lançamentos entre as 18h e 19h de ontem (horário local, 6h e 7h de Brasília ) da província de Hamgyong do Sul e os mísseis caíram no Mar do Japão, segundo um porta-voz de Defesa de Seul. As forças armadas da Coreia do Sul "reforçaram sua postura de defesa" e "vigiam atentamente" os movimentos do exército do Norte perante possíveis novas ações, declarou o porta-voz. O representante sul-coreano indicou que se tratavam de "mísseis terra-ar", mas não proporcionou informação sobre a natureza dos projéteis ou a distância que percorreram antes de cair no mar. A ação norte-coreana é interpretada como uma nova reação aos exercícios militares Key Resolve e Foal Eagle que os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram no último dia 2 de março em território sul-coreano. O regime de Pyongyang, que considera as manobras dos aliados um "teste de invasão" de seu país, já respondeu em semanas anteriores com duras ameaças e com o lançamento ao mar de dois mísseis de curto alcance, o que elevou a tensão militar na península coreana.

Comente agora
13
Mar
Itororó: Grupo esvazia pneu de viatura após tentar explodir caixa eletrônico
Postado por: Samile Macêdo / 07:31h

Após tentarem explodir caixas eletrônicos na agência do Banco do Brasil da cidade de Itororó, a cerca de 540 km de Salvador, cerca de oito homens armados esvaziaram três pneus de uma viatura da Polícia Militar, renderam um vigilante e roubaram um celular de um homem que passava pelo local na hora do crime. A situação ocorreu na madrugada desta sexta-feira (13), na região sudoeste da Bahia, segundo a delegacia da cidade. Ainda de acordo a polícia, os criminosos chegaram à cidade por volta das 2h30 e foram direto para o banco, onde colocaram dinamires em dois caixas eletrônicos, mas os explosivos teriam falhado, e eles não conseguiram levar dinheiro. O prédio da PM fica em frente ao Banco do Brasil. Depois da ação frustrada, o grupo esvaziou os pneus de uma viatura que estava acionada na parte externa da unidade de polícia. Logo em seguida, todos fugiram e até por volta das 11h50 desta sexta-feira (13), ninguém tinha sido preso. A polícia informou que um carro com as mesmas características do utilizado pelos suspeitos foi encontrado na cidade de Itapetinga, mas niguém foi preso. O carro achado tem registro de roubo. (G1/imagem ilustrativa)

Comente agora
13
Mar
Papa diz ter a sensação de que pontificado será breve
Postado por: Samile Macêdo / 07:25h

O papa Francisco disse hoje (13), quando se completam dois anos de sua eleição, que tem a sensação de que o pontificado pode ser breve, de quatro ou cinco anos, mas desmentiu que se sinta "só e sem apoio". Em entrevista à cadeia de televisão mexicana Televisa, divulgada integralmente pela Rádio Vaticano, Francisco respondeu sobre a possível duração do pontificado, que encerra-se com a morte do papa ou com uma demissão. "Tenho a sensação de que o meu pontificado vai ser breve. Quatro ou cinco anos. Não sei. Ou dois ou três. Dois já se passaram. É uma sensação um pouco vaga que tenho, a de que o Senhor me escolheu para uma missão breve. Sobre isso, mantenho a possibilidade em aberto", afirmou. Para ele, Bento XVI, que foi o primeiro papa em sete séculos a renunciar ao cargo, em fevereiro de 2013, abriu a porta para os papas eméritos. "Abriu uma porta institucional", destacou. Francisco, de 78 anos, não disse se pretende pedir demissão um dia. Declarações anteriores nesse sentido geraram críticas e fortes reações de teólogos conservadores. 

Comente agora
13
Mar
Espanha detém jihadistas que enviavam ativistas ao Iraque e Síria
Postado por: Samile Macêdo / 07:13h

Oito pessoas suspeitas de integrar uma célula jihadista foram detidas nesta sexta-feira (13) em quatro províncias na Espanha em uma operação em várias cidades, anunciou o ministério do Interior. Segundo as autoridades espanholas, os suspeitos "estimulavam a execução de atos terroristas na Espanha seguindo o modus operandi dos atentados cometidos em outros países". Também selecionavam "candidatos para enviar a Síria e Iraque por meio de contatos proporcionados por suas ligações com a organização terrorista matriz", afirma um comunicado do ministério, que não explica se o grupo envolvido é o Estado Islâmico. Outros dois supostos jihadistas foram detidos na terça-feira (10) no território espanhol de Ceuta, a norte de Marrocos, e colocados em prisão provisória na quinta-feira. Segundo as autoridades espanholas, mais de 100 residentes no país se uniram à "milícias jihadistas" no Iraque e na Síria, um número reduzido se comparado com os milhares de franceses, britânicos ou alemãs que viajaram para lutar nestes países. (G1)

Comente agora
13
Mar
Secult renova contrato de mais de R$ 1,3 milhão para manutenção de espaços culturais na Bahia
Postado por: Samile Macêdo / 07:10h

A Secretaria de Cultura da Bahia prorrogou, em 12 meses, o prazo de vigência do contrato de prestação de serviços e manutenção predial para a Assessora da Assessoria Técnica da Secult-BA, 17 espaços culturais na capital e interior, além do Centro de Culturas Populares Identitárias, localizado no Pelourinho. O contrato de Nº 214/2014, firmado com a empresa CM Instalações Eletromecânicas LTDA, é no valor de R$ 1.335.560 e estará em vigor entre 25 de fevereiro deste ano, até 25 de fevereiro de 2016. De acordo com a assessoria da Secult, os serviços “visam assegurar as condições de segurança, confiabilidade e conservação das edificações conforme foram previstas em projeto. De um modo geral, entende-se como serviços de manutenção predial, as atividades de relacionadas ao eletricista, pedreiro, pintor, bombeiro hidráulico, etc.”.

Comente agora
13
Mar
Grupo armado saqueia passageiros de ônibus que seguiam para SP, na BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:08h

Passageiros de um ônibus interestadual que seguiam da cidade de Fortaleza (CE) para São Paulo (SP) foram assaltados por quatro homens armados na madrugada desta sexta-feira (13), na BR-116/Sul, em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. A situação ocorreu por volta das 2h30. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os suspeitos pararam o veículo perto da entrada do distrito de São José e saquearam os pertences de todos os passageiros. A polícia não soube informar quantas pessoas estavam no ônibus. Ainda segundo a polícia, o motorista do veículo foi obrigado a dirigir até uma estrada de terra enquanto os suspeitos roubavam. Entre os pertences levados pelos criminosos estavam celulares, dinheiro, tablets, documentos, cartões, entre outros. Ninguém ficou ferido durante a ação criminosa. As polícias Militar e Rodoviária Federal estiveram no local do assalto. Até as 10h40, os suspeitos ainda não haviam sido presos. (G1)

Comente agora
13
Mar
Sérgio Gabrielli participa de ato em defesa da Petrobras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:33h

Centenas de trabalhadores da Petrobras e representantes de centrais sindicais se concentram na manhã desta sexta-feira, 13, em frente à sede da empresa, no Itaigara, em um ato nacional de defesa da estatal. Presente na manifestação, o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli (PT), voltou a negar que exista um esquema de corrupção dentro da estatal. Ele afirmou que as irregularidades são frutos de atos individuais. Gabrielli repetiu o mesmo discurso que deu na CPI que investiga irregularidades na empresa, realizado nesta quinta, 12, na Câmara dos Deputados. Bem recebido pelos manifestantes, Gabrielli ainda elogiou a Operação Lava Jato e afirmou que é necessário punir os envolvidos. O ex-presidente da estatal ainda declarou que ficou surpreso com dados de corrupção dentro da empresa. A manifestação pacífica conta com a participação de integrantes dos sindicatos dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) e dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (Sintracom-BA) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de representantes dos rodoviários, frentistas e outras categorias profissionais.

Comente agora
13
Mar
Prefeituras tem até abril para apresentar Plano de Mobilidade Urbana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:28h

Os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes precisam entregar até o mês de abril o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, em cumprimento à Lei 12587/2012 . Nele é preciso estabelecer quais serão as políticas públicas que serão adotadas pelas prefeituras de cada cidade para melhorias dos serviços de transporte público coletivo, infraestrutura urbana, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, operação e disciplinamento do transporte de carga, estacionamento, entre outros pontos. As cidades que não cumprirem o prazo determinado pela Lei serão penalizadas, ficando temporariamente impedidas de obter recursos orçamentários federais para suas obras de transporte urbano. “A suspensão só deixará de valer quando a prefeitura finalmente apresentar o seu plano. E desde que ele esteja também de acordo, atendendo a todos os critérios”, alerta Walter Penninck Caetano, diretor da Conam (Consultoria em Administração Municipal), que presta serviço pelo país para mais de 120 entidades municipais entre Prefeituras, Autarquias, Fundações e Câmaras Municipais. 

Comente agora
13
Mar
Feira: Agentes de saúde fazem oração para cobrar piso da categoria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:24h

Agentes comunitários de saúde de Feira de Santana, no Portal do Sertão, fizeram uma manifestação nesta quinta-feira (12). Na frente da prefeitura, o grupo reclamou aumento de piso com uma oração. De acordo com o Acorda Cidade, a categoria recebe um salário mínimo e cobra piso de R$ 1.014 reais. Conforme reclamação do presidente do sindicato dos agentes, Nelson do Rosário, o piso já foi liberado em junho, pela lei, e o prefeito alegou que não tem verba para pagar. O sindicato promete nova manifestação nesta terça-feira (17) caso o prefeito não agilize a situação dos agentes de Feira. (BN)

Comente agora
13
Mar
"Vovó do tráfico" é presa na Operação Macuco
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:21h

Na tarde desta quinta-feira (12), durante a operação Macuco, em Buerarema, a polícia militar prendeu a idosa Flora Bispo dos Santos, 65 anos, e Lucas Pereira Porto. Na ação, foram apreendidas 91 buchas de maconha, 5 pinos de cocaína e 7 pedras de crack. Dona Flora, 65 anos de idade, também conhecida como "vovó do tráfico", foi presa por tráfico de drogas juntamente com o jovem Lucas, de 19 anos.  A polícia já vinha investigando a venda do material entorpecente há tempos, empreendendo a operação na tarde de quinta feira ( 12 ). (Verdinho)

Comente agora
13
Mar
Almiro Sena começa a ser julgado por assédio sexual; desembargador pede vista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:19h

O promotor de Justiça Almiro Sena, ex-secretario da Justiça e Cidadania da Bahia, começou a ser julgado em sessão plenária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), realizada nesta sexta-feira (13). O promotor é acusado de assédio sexual e moral pelo Ministério Público da Bahia. A denúncia contra o promotor surgiu após representação de servidoras que acusaram o promotor de se valer do cargo de secretário do Estado para obter favores sexuais. O julgamento corre em segredo de Justiça. O julgamento continuará em outras sessões, pois um desembargador pediu vista dos autos do processo. O relator é o desembargador Mário Alberto Hirs. (BN)

Comente agora
13
Mar
Dólar opera em alta após abrir em R$ 3,21
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:06h

O dólar opera em forte alta nesta sexta-feira (13). Logo no início dos negócios, chegou a superar R$ 3,21, de acordo com a agência Reuters. Por volta das 10h50, a moeda bateu os R$ 3,22, em meio a preocupações persistentes com a situação política e econômica do Brasil. Às 10h54, a moeda norte-americana avançava 1,99%, a R$ 3,2245 na venda, após subir 1,08% na véspera. Veja cotação. O BC dará continuidade às intervenções diárias nesta manhã, ofertando até 2 mil swaps cambiais, que equivalem à venda futura de dólar, com vencimentos em 1º de dezembro de 2015 e 1º de março de 2016. A operação ocorrerá entre 9h30 e 9h40 e o resultado será divulgado a partir das 9h50. O BC fará ainda mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em 1º de abril, que equivalem a 9,964 bilhões de dólares, com oferta de até 7,4 mil contratos. Até agora, a autoridade monetária rolou cerca de 32% do lote total. Na quinta-feira (12), a moeda norte-americana subiu 1,08%, cotada a R$ 3,1615. Foi o maior valor desde 14 de junho 2004, quando o dólar fechou a R$ 3,1651, segundo dados do Banco Central.

Comente agora
13
Mar
Inep divulga notas de avaliação de 20 universidades referentes a 2013
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:05h

O Instituto Nacional de Estudos de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, divulgou notas de avaliação de 20 instituições de ensino superior referentes ao ano de 2013. O documento, publicado no Diário Oficial da União, traz os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso de 19 instituições, em vários Estados, e o índice geral dos cursos avaliados na universidade mineira Presidente Antônio Carlos, que recebeu nota 3. A Universidade Estadual de Londrina (PR), por exemplo, recebeu nota 4 nos cursos de Educação Física e Zootecnia, tanto no Enade quanto na avaliação preliminar de cada um dos cursos. Tiveram nota 5 no Enade os cursos de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco, em Petrolina; Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro; e Farmácia da Universidade Estadual Centro Oeste, em Guarapuava (PR).

Comente agora
13
Mar
Claudia Leitte e Daniel podem deixar júri do The Voice Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:03h

A edição do The Voice Brasil 2015 pode não ter mais a participação de Daniel e Claudia Leitte. A decisão, segundo o site Notícias da TV, seria por conta da exigência da Talpa, produtora holandesa dona do formato do reality show, de renovar metade dos jurados. Porém, a Globo tenta negociar com a produtora para não ter que fazer mudanças nos integrantes do programa. Caso o pedido não seja aprovado, uma lista de possíveis substitutos já está sendo estudada. Para a vaga de Daniel, os mais cotados são os sertanejos Victor (da dupla com Léo), Michel Teló e Luan Santana. Sandy, Paula Toller ou Ana Carolina podem ficar no lugar de Claudia Leitte. Por enquanto, ainda não há nada definido, segundo o site. (Correio)

Comente agora
13
Mar
Wagner pede ajuda a Renan Calheiros para tirar Mercadante da Casa Civil, diz coluna
Postado por: Redação Voz da Bahia / 05:48h

O ministro da defesa e ex-governador da Bahia Jaques Wagner pediu apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e do senador Romero Jucá (PMDB-RR) para retirar o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT-SP). A informação é da coluna de Claudio Humberto no Diário do Poder. Mercadante é alvo de críticas de Lula e da alta cúpula do PMDB, que o culpa por isolar o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Wagner teria ido na residência de Renan para falar com o presidente do Senado. (Metro)

Comente agora
13
Mar
SAJ: Obras retomadas na Praça do São Benedito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 05:41h

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus está retomando as obras da Praça do São Benedito, uma obra de suma importância conquistada pelo trabalho do Dr. Humberto Leite para o Município. Alguns atrasos nos repasses do Convênio resultaram na paralização parcial das obras, atrasando o calendário de entrega da Praça aos munícipes e ao serviço dos comerciantes locais. Com o recebimento da segunda parcela do Convênio e a contra partida da Prefeitura Municipal vai ser feito o repasse para a Construtora GAN Engenharia e com isso as obras serão retomadas. Seguirá a todo vapor a etapa de ordenamento das barracas e a reforma do lado oposto para que os barraqueiros possam ser reordenados de forma definitiva, dando continuidade ao projeto de melhorias da Praça do São Benedito. (ASCOM)

Um comentário
13
Mar
Tem que lavar todos os carros do Brasil, diz Nicole sobre Operação Lava-Jato
Postado por: Letícia Oliveira / 05:38h
A ex-panicat Nicole Bahls foi a convidada de Danilo Gentili na noite da última quarta-feira (11), no programa The Noite, da SBT. Durante o bate-papo, a também jornalista causou frisson na plateia ao comentar um dos maiores casos de corrupção do país, a Operação Lava-Jato. Ao ser questionada sobre o assunto pelo apresentador, Nicole ainda tentou pedir ajuda, mas sem sucesso, disparou. “Eu acho que tem que lavar todos os carros do Brasil”, provocando gargalhadas da plateia que acompanhava o programa. A morena ainda comentou sobre a atriz Viviane Araujo, com quem teve alguns desentendimentos. "Acho ela um pouco dramática", afirmou ao dizer que Viviane ia na cadeia transar com Belo, na época em que o cantor era casado com a atriz e estava sob custódia.

Comente agora
13
Mar
Sistemas de abastecimento de água serão construídos em cinco cidades por R$ 2,1 milhão
Postado por: Letícia Oliveira / 05:34h

Os municípios de Andaraí, na Chapada Dimantina; Caetité, Guanambi e Mirante, no sudoeste; e Euclides da Cunha, no nordeste do estado, serão beneficiados com a construção de sistemas de abastecimento de água. De acordo com a secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, para a obra serão destinados aproximadamente R$ 2,1 milhões. O contrato, firmado entre a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e a Bessa Engenharia LTDA, estabelece que os trabalhos sejam feitos em 120 dias, contados a partir desta quinta-feira (12). (BN)

Comente agora
13
Mar
Os melhores chegam mais alto e a Passo a Passo Calçados é eleita mais uma vez como a melhor loja de calçados do recôncavo baiano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 05:32h

Os melhores chegam mais alto e por esse motivo a Passo a Passo Calçados foi eleita através de uma pesquisa de opinião pública realizada pela ACESAJ (Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus), como a melhor empresa no ramo calçadista do recôncavo baiano. A premiação acontecerá na noite desta sexta-feira (13), no SESC do município. “Essa conquista foi o resultado de muita dedicação e trabalho de toda a equipe estou muito feliz com esse prêmio, é o reconhecimento de muitos anos de batalha", disse a proprietária da loja. Entre os 21 anos de existência no comércio, a Passo a Passo Calçados já foi premiada 20 vezes nesta categoria. Na oportunidade, a empresária agradeceu a todos que votaram na Passo a Passo Calçados.

Comente agora
13
Mar
Empresa recolherá resíduos biológicos do DPT de S. A. de Jesus; órgão receberá novas geladeiras
Postado por: Letícia Oliveira / 05:23h

O Coordenador dos DPTs (Departamento de Polícia Técnica) do Interior da Bahia, Jorge Borges, esteve em Santo Antônio de Jesus para ver de perto a situação do IML da cidade. Em entrevista ao Voz da Bahia, ele informou que a avaliação inicial é positiva, pelo fato de haver pessoas comprometidas com o trabalho e com vontade de levar o DPT à frente. Novo no cargo, o entrevistado afirmou que sua entrada no DPT mostra um processo de reestruturação, pois os órgãos precisam passar por um diagnóstico para que possa ser melhorado as condições de trabalho dos servidores, a partir daí há certeza de que o trabalho do IML vai melhorar e dar uma resposta mais positiva à sociedade. “Trouxe uma mesa ginecológica para exame de sexologia, um foco cirúrgico para melhorar a iluminação da sala de necropsia à noite e são as primeiras coisas, outras virão e temos a pretensão de aparelhar os DPTs do interior”, disse, comentando sobre os problemas técnicos do órgão, que segundo ele, receberá geladeiras novas através de um projeto de aquisição, permitindo assim que a atuação seja melhor. Conforme ele, uma empresa será responsável pela coleta de lixo biológico no interior e numa licitação foi possível contratar uma empresa, que já irá começar atuar na próxima semana.

Reforma: A respeito de uma possível reforma nas instalações do DPT, Jorge garantiu que há uma previsão para realizar essa reforma, mas ainda há um impasse que é a regularização fundiária, “não temos ainda, somos cobrados, porém há certa dificuldade no município de Santo Antônio de Jesus, mas estamos trabalhando para ver se conseguimos essa regularização e partiremos para uma reforma em todas as instalações”, complementou.

Veículos do DPT: De acordo com o entrevistado, o Governador já anunciou que os veículos com mais de 10 anos, devem ser recolhidos ao pátio da Saeb e a nova coordenação de transporte em Salvador está se movimentando no sentido de fazer o levantamento de toda frota, ver tempo de vida desses carros e leva-los a leilão.

Reportagem Voz da Bahia

Comente agora
13
Mar
Saúde gasta R$ 5 milhões por ano com acidentes de moto
Postado por: Letícia Oliveira / 05:00h

Em 2014, o número de acidentes de trânsito tem diminuído consideravelmente na Bahia. Mesmo assim, as motocicletas continuam liderando, com larga vantagem, a lista das ocorrências no trânsito que mais leva às internações ao Sistema Único de Saúde – SUS. De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as incidências que envolvem os motociclistas chegaram a 5.073 no ano passado, representando 49%, das entradas nas unidades de saúde do Estado, em uma média de 3,4 internações para cada grupo de 10 mil habitantes. Os acidentes também têm gerado um gasto público de R$ 5,1 milhões – montante que representa quase metade dos gastos com Saúde com internações ocasionadas por acidentes de trânsito. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, chama a atenção para o grande número de acidentes envolvendo motociclistas. “O número preocupa bastante, primeiro pela imprudência do pessoal que dirige motos, muitas vezes sem os devidos equipamentos de proteção, e também porque atinge uma faixa etária de uma população muito jovem, com lesões que podem deixar o paciente com sequelas para o resto da vida”, pontua. Os números, curiosamente conseguem ser menores do que de 2013 – quando houve 5.576 internações, com uma taxa média de 3,4 entradas em unidades de pronto-atendimento do Estado. Neste ano, esses mesmos gastos chegaram aos R$ 6,8 milhões, representando 58,5% dos gastos daquele ano. Ainda assim, a última vez que o governo arcou com um gasto inferior à R$ 5 milhões por conta das ocorrências com este tipo de veículo, foi em 2011, com um custo de R$ 4,8 milhões.

Comente agora
13
Mar
Culinária do Dia: Provolone empanado
Postado por: Letícia Oliveira / 04:55h
  1. Ingredientes 
  2. 200 g de queijo provolone
  3. 3 ovos ligeiramente batidos
  4. 1 xícara (chá) de pão amanhecido ralado
  5. Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  6. 2/3 xícara (chá) de óleo de milho para fritar
  7. Modo de preparo: Corte o queijo em cubos. Numa tigela, passe esses pedaços nos ovos batidos e, depois, na farinha de pão, temperada com sal e pimenta. Repita a operação mais uma vez. Numa frigideira, aqueça bem o óleo e frite os pedaços de queijo até que dourem de todos os lados. Escorra sobre papel-toalha e sirva em seguida. 
  8. Tempo de preparo: 30 minutos
  9. Rendimento: 4 porções
  10. Calorias por porção: 316
  11. Dificuldade: superfácil
Comente agora
13
Mar
Governo rompe acordo e aprova proposta petista de regulamentação da PEC das Domésticas
Postado por: Letícia Oliveira / 04:52h

Uma manobra do Governo Federal para adiar o pagamento de benefícios a trabalhadores domésticos rompeu o acordo firmado com o Senado, nesta quinta-feira (12), em que seria aprovado o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) de regulamentação da PEC das domésticas, na Câmara. A articulação do Palácio do Planalto resultou na aprovação do relatório elaborado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que prevê o pagamento de multa de 40% sobre o saldo do FGTS no ato do desligamento do empregado. A proposta de Jucá possibilitava o parcelamento dessa multa. “Infelizmente os empregados domésticos terão que esperar mais tempo para terem seus direitos trabalhistas alcançados”, lamentou o senador pelo Twitter. Agora, o texto volta ao Senado e, segundo o jornal O Globo, Jucá deve fazer articulação para derrubar as alterações.

Um comentário
13
Mar
Epidemia de ebola pode dobrar casos de sarampo no Oeste africano
Postado por: Letícia Oliveira / 04:49h

A epidemia de ebola tem levado o Oeste da África a uma crise no sistema de saúde, que pode ser intensificada com casos de sarampo na região. Foram estimados 127 mil casos de sarampo, número que deve dobrar: seriam 227 mil novos casos nos três países mais afetados, devido à redução na vacinação infantil. Um estudo, publicado nesta quinta-feira (12), na revista Science, afirma que mais de 20 mil crianças de 9 meses a 5 anos se tornam suscetíveis ao sarampo a cada mês sem vacinação, segundo o jornal O Globo. "Os efeitos secundários do ebola, tanto de infecções em crianças como de outros problemas de saúde, são tão devastadores em termos de perdas de vida como os da própria doença", contou Justin Lessler, principal autor do estudo. De acordo com ele, também foram registradas reduções na vacinação de poliomielite, tuberculose, meningite, pneumonia, tétano, hepatite B e outras enfermidades.

Comente agora
13
Mar
Capital: Bandido e cobrador são baleados em assalto a ônibus na Barros Reis
Postado por: Letícia Oliveira / 04:44h
Na noite dessa quinta-feira (12), duas pessoas foram baleadas na avenida Barros Reis, em Salvador. Segundo a polícia, três bandidos entraram no ônibus da empresa Praia Grande e anunciaram o assalto. Alguns passageiros reagiram e vários disparos de arma de fogo foram feitos. Um dos suspeitos foi baleado e o cobrador também ficou ferido. A polícia informou também que um adolescente de 17 anos foi atingido no abdômen, braço e coxa esquerda. O cobrador Márcio santos de Oliveira, 36 anos, ficou ferido na perna esquerda e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Ernesto Simões. Já o assaltante foi levado para Hospital Geral do Estado (HGE), onde segue internado sob custódia da polícia. O ônibus assaltado fazia a linha Mirantes-Imbuí. O caso deve ser investigado pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC). A polícia não informou se o caso tem ligação com o PM baleado no mesmo local. (Bocão News)
Comente agora
13
Mar
Refeitório da OAB é fechado por 15 dias após exibição indevida
Postado por: Letícia Oliveira / 04:39h

A exibição inadequada de um canal de TV a cabo destinado ao público adulto resultou no fechamento temporário do refeitório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado da Bahia (OAB-BA). Além do fechamento, um funcionário – que teria sido o responsável por colocar o conteúdo indevido para ser exibido no refeitório – foi suspenso temporariamente. Procurada, a assessoria de imprensa da OAB-BA alegou que o espaço denominado como refeitório da Ordem dos Advogados na verdade nunca serviu refeições, e que é utilizado apenas como apoio aos funcionários, que recebem tíquetes e os utilizam para o almoço.  Quando identificado o indevido do canal no período vespertino e noturno nos meses de agosto e setembro de 2014, foi aberta uma sindicância para apurar os fatos. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Estado da Bahia, a sindicância concluiu pela punição de um funcionário e pelo fechamento do refeitório por 15 dias, a partir do último dia 3 do mês corrente. Ainda de acordo com a OAB-BA, o funcionário punido já cumpriu o período de suspensão. Para evitar que tal situação se repita, a Gerência Administrativa foi orientada a bloquear canais inadequados e de pay-per-view. Atendida a finalidade pedagógica do fechamento do refeitório, foi determinado o retorno ao uso habitual do espaço. (Tribuna)

Comente agora
13
Mar
Jaguaquara: Quase cem alunos ficam sem aulas; terceirizados protestam por salários
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 04:38h

Em Jaguaquara, no Vale do Jequiriçá, a falta de vagas em escolas públicas tem motivado reclamações. Segundo o Blog Marcos Frahm, 94 alunos na cidade estão sem frequentar as escolas. O caso foi levado à tribuna da Câmara de Vereadores local pelo vereador Rosenildo dos Santos Pirôpo – Nildo Pirôpo – (PT) que declarou que a secretaria de educação local não criou as vagas necessárias. ”É triste, é lamentável saber que cerca de 94 jovens, que iriam cursar o 6º ano do Ensino Fundamental, não conseguiram efetivar matrícula por falta de vagas. O ano letivo já começou, e quando os pais procuram a secretaria, a informação que eles recebem é de que o problema está sendo resolvido, e até hoje nada, e os pais vão perdendo a esperança”, afirmou ao blog. Ainda em Jaguaquara, terceirizados que prestam serviços para a secretaria de educação do estado da Bahia, contratados pela empresa Sandes, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (12) em protesto pelo atraso de dois meses no pagamento dos salários. (Foto: Marcos  Frahm)

Comente agora
13
Mar
TJ-BA instala PJE em mais seis comarcas baianas
Postado por: Letícia Oliveira / 04:36h

A partir do próximo dia 17 de abril, as varas cíveis de Casa Nova, Saúde, Itiúba, Remanso, Pindobaçu e Cansanção passam a receber petições, exclusivamente, pelo Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE). A instalação do sistema nas seis comarcas foi publicada em decretos no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (12) pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha. A implantação do sistema nas unidades judiciárias do Tribunal de Justiça da Bahia acompanha a Resolução nº 185, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 18 de dezembro de 2013, que instituiu o PJE como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais. (BN)

Comente agora
13
Mar
Sem contrato com Chesf, indústria nordestina pode demitir 146 mil
Postado por: Letícia Oliveira / 04:35h

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) alertou para o risco de desemprego de 146 mil nordestinos por causa da não renovação de contratos de energia da Chesf com empresas siderúrgicas e petroquímicas da região, que expiram no próximo mês de julho. “Como se já não bastassem as demissões em massa do estaleiro Enseada, em Maragojipe, se a presidente Dilma não renovar os contratos, a Bahia será a principal prejudicada, porque aqui estão as principais indústrias atingidas”. Aleluia explica que, no ano passado, o Congresso Nacional autorizou a renovação do fornecimento direto das geradoras aos grandes consumidores, mas a presidente Dilma Rousseff vetou. “Na última quarta-feira, o veto presidencial entrou na pauta e, depois de ser derrubado na Câmara Federal, acabou sendo mantido no Senado por apenas dois votos de diferença”. Agora, segundo o deputado baiano, se ficar impossibilitada de contratar diretamente da Chesf, a indústria de base nordestina vai ter que comprar energia no mercado livre com custo bem maior.

Comente agora
13
Mar
Pit bull gigante de um ano e meio pesa quase 79 kg e continua crescendo
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 04:28h

  1. (Foto: Zuma Press/The Grosby Group)

Hulk é um amoroso pit bull de um ano e meio que convive em plena harmonia com o garoto Jordan, de 3 anos, no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos. Seria um cachorro de estimação como qualquer outro não fosse seu tamanho: pesando quase 79 kg, o cão continua em fase de crescimento. Os donos do gigante, o casal Marlon e Lisa Grennan, garantem que têm total confiança em deixar pequeno Jordan brincar com Hulk. O garoto inclusive monta no cachorro como se ele fosse um pônei. A família tem uma empresa, chamada Dark Dynasty K9s, que cria cães de guarda para celebridades, bilionários e forças policiais de todo o mundo.

Comente agora
13
Mar
Vendas no comércio crescem 0,8% em janeiro, mostra IBGE
Postado por: Letícia Oliveira / 04:20h

As vendas do comércio varejista brasileiro voltaram a ter resultados positivos e cresceram 0,8% no primeiro mês de 2015, em comparação com dezembro de 2014, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último mês do ano passado, o setor havia mostrado queda de 2,6%. Na comparação com janeiro do ano passado, a alta foi de 0,6%, a mais baixa para o mês desde 2003, quando o varejo recuou 4,5%. Em 12 meses, o indicador tem alta de 1,8%. De dezembro para janeiro, aumentaram as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (12,3%); móveis e eletrodomésticos (2,4%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,4%) e tecidos, vestuário e calçados (1,3%).

Comente agora
13
Mar
Stº. Antº. de Jesus: Funcionário da Secretária de Educação é preso com 1kg de maconha
Postado por: Letícia Oliveira / 04:18h

Após investigações, a equipe do SI da 4ª Coorpin prendeu um homem acusado de tráfico de drogas em Santo Antônio de Jesus. Segundo a Civil, esse cidadão trabalhava na Secretária de Educação do Município. De acordo com a polícia, a pessoa de Durvalino Santos, residia no Alto Santo Antônio e foi preso com 1kg de maconha e uma balança de precisão. As informações dos policiais dão conta que o fornecedor de Durvalino é Linsmac Lima dos Santos, investigado pela Polícia Civil e conhecido como ‘Maic’, que foi preso após atender a solicitação de entregar a encomenda num determinado local. A dupla de acusados foi detida em flagrante e estão na delegacia, onde serão tomadas medidas cabíveis ao caso.

  1. (Fotos: Polícia Civil)
Um comentário
13
Mar
Justiça dá 10 dias para MEC fixar data de repasses referentes a 2014
Postado por: Redação Voz da Bahia / 04:11h

A 5ª Vara da Justiça Federal, no Distrito Federal, deu dez dias para o Ministério da Educação anunciar a data exata em que será feito o repasse dos valores referentes a dezembro de 2014 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) às instituições de ensino superior. Em decisão proferida na segunda-feira (9), a juíza Sabrina Ferreira Alvarez de Moura Azevedo afirmou que, caso o MEC descumpra a decisão, ele pode sofrer a aplicação de multa diária. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que foi notificada da decisão na quarta-feira (11), e que vai recorrer. A ação foi protocolada pelo escritório de advocacia Mendes Malheiros, de Campinas (SP), que não identificou as instituições requerentes. No pedido, as instituições afirmam que chegam a ter 90% das matrículas vinculadas ao financiamento do governo e que, com a mudança das regras, podem ter que fechar as portas caso não recebam os repasses. A decisão judicial, porém, foi parcial, e não fala sobre as novas regras, que reduziram de 12 para oito o número anual de repasses feitos pelo governo. A juíza deferiu apenas o pedido para que o repasse referente a dezembro de 2014, quando ainda estavam vigentes as regras anteriores, fosse definido em dez dias úteis. "Sem os repasses devidos, elas correm sério risco de ter que encerrar suas atividades, o que trará sérios prejuízos não só para elas, como também para seus alunos", afirmou a juíza, no texto da decisão.

Comente agora
13
Mar
Obras da Praça S. Benedito serão reiniciadas na próxima segunda (16), garante Secretário de Infraestrutura de S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 04:09h
Em entrevista a Rádio Andaiá FM, o Secretário de Infraestrutura de Santo Antônio de Jesus, Domingos Matos, falou sobre a obra do Alto Sobradinho e Praça do São Benedito.
Praça do São Benedito: Após anunciado pelo Setor de Convênio da Prefeitura Municipal, o recebimento da segunda parcela do repasse para continuação da obra da Praça do São Benedito, a conclusão está mais próxima. A respeito dessas afirmações, ele ressaltou que foi feito um encontro com os técnicos da empresa responsável pela obra, ele explicou ainda que houve essa parada, pelo fato de ter havido um atraso no repasse, por parte do Governo Estadual. “Tudo foi regularizado, a parcela foi liberada, agora estamos processando a parte burocrática de formalizar o processo de pagamento, atualizar o boletim de medição, verificar as quantidades executadas e ainda nessa reunião fizemos ver de alguns serviços, que foram danificados, a empresa fará a correção de tudo que está fora do padrão”, disse, acrescentando que na próxima segunda-feira (16), uma turma já estará instalada para dar o reinício e conclusão da obra do São Benedito.
Alto Sobradinho: A obra de pavimentação asfáltica do Alto Sobradinho teve uma parada. Sobre esse fato, o Secretário explicou que foi feito trabalho numa primeira etapa acatando a pavimentação em paralelo existente, “essa primeira camada é de regularização, exatamente para tirar as deformações existentes, de maneira que quando formos colocar a camada definitiva, ele fique com melhor acabamento”, destacou. Matos confirmou a paralização nos trabalhos do Alto Sobradinho, porém informou que foi devido às ocorrências constantes de chuvas no período de fevereiro para início de março, e também pelo fato do asfalto vim de Feira de Santana e a usina fornecedora ter que fazer uma parada técnica de manutenção, onde conforme informações recebidas, foram substituídas algumas peças e até o dia 20 de março os serviços de pavimentação asfáltica da infraestrutura serão continuados. “Temos um prazo para conclusão desse serviço e estamos na meta de entregar a obra no dia 29 de maio, aniversário da cidade”, completou.
Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira
Um comentário
13
Mar
Papa ainda sofre resistências internas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 04:09h

Dois anos após sua eleição, o primeiro papa latino-americano da história, Francisco, se tornou um fenômeno de massas por seus gestos e abertura, mas seu projeto de reformas gera resistências internas crescentes. Eleito no dia 13 de março de 2013 após a surpreendente renúncia de Bento XVI, perseguido pos escândalos e intrigas, Francisco assumiu a direção espiritual de mais de 1,2 bilhão de católicos com um estilo novo, fresco e simples, o que lhe valeu o título de uma das personalidades mais carismáticas do mundo. Em um prazo recorde conseguiu fazer com que os católicos voltassem a apreciar a Igreja num momento de crise econômica em todo o mundo, valorizando seu compromisso com os pobres, os idosos, e disposta a dar alívio aos divorciados que voltam a se casar e aos casais gays. O líder que prometeu mudar o sistema operacional da Igreja, que considera fundamental descentralizar, dar espaço às igrejas periféricas, e que quis renovar a poderosa Cúria Romana, o governo central, acusada de acumular poder, riqueza e privilégios, não parece dispor de muito tempo para realizar as mudanças. "Muitos esperam olhando para o relógio o fim do pontificado", advertiu à AFP o veterano vaticanista Marco Politi, autor do livro "Francisco entre os lobos". A vontade do Papa argentino de mudar a Igreja vai além de uma operação de maquiagem e começa a irritar diferentes setores. Por isso o ano de 2015 se apresenta chave para seu pontificado, já que deverá começar a apresentar resultados. Duas frentes figuram entre as mais difíceis e complexas: a reforma da Cúria, um projeto lançado em 2013, e a resposta aos desafios da família moderna e sua evolução, com o Sínodo que será realizado em outubro.

Comente agora
13
Mar
S. A. de Jesus: Garota desaparecida avisa que está voltando para casa; pai aguarda na rodoviária
Postado por: Letícia Oliveira / 03:55h
Ao que parece a família da adolescente de 13 anos, Débora passará por momentos de felicidades, foi o que informou o senhor Ananias de Jesus Almeida, pai da menor, que fugiu na última segunda-feira (09), com um homem conhecido da sua igreja. Na manhã desta sexta-feira (13), ele contou, à Rádio Recôncavo FM, que ontem à noite a garota ligou para uma amiga avisando que estava bem e mandando dizer aos pais que os amava, assim como toda a família. “Ela disse a amiga, que nem sabia onde estava, aí a menina ligou para o cara que está com ela, que é o Leandro, mas ele não quis dizer onde se encontrava e desligou o celular. Logo após isso entrei em contato com uma cunhada dele, pedindo que ele entregasse minha filha e negando que faria qualquer maldade com ele”, destacou. Ananias relatou ainda que a cunhada de Leandro questionou se realmente ficaria tudo bem, caso ele devolvesse a garota e ele confirmou que não agiria com agressão, apenas queria a filha. Já na manhã desta sexta-feira (13) a sua filha ligou avisando que estava chegando na cidade pela rodoviária, porém não contou se seria em Laje ou em Santo Antônio de Jesus, conforme relatos do pai. “Estamos aguardando na rodoviária de Santo Antônio de Jesus para ver se ele entrega a minha filha, não sabemos a hora, vamos aguardar o tempo que for, só quero que ele devolva minha menina”, complementou. O pai acrescentou que levará Débora ao hospital para fazer exames quando ela chegar na cidade para conferir se tudo está normal. O entrevistado contou ainda que Leandro tem 28 anos e era obreiro da igreja, então em momento nenhum ele desconfiou que isso poderia acontecer, já que muitas garotas da idade de Débora saíam com ele, "eu via muitas mensagens dele no celular dela, mas ela sempre negava ter algo com ele", pontuou.
Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira
Um comentário
13
Mar
Açougue é interditado e mais de uma tonelada de carne é apreendida em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 03:38h
Um açougue no bairro da Calçada, em Salvador, foi interditado e teve 1,2 tonelada de carne apreendida após inspeção da Vigilância Sanitária, em parceria com a Delegacia do Consumidor, na quinta-feira (12). De acordo com a prefeitura, a fiscalização na "Casa de Carnes" ocorreu após denúncias de que o estabelecimento estaria reaproveitando carnes em decomposição e salgando os produtos para comercialização. O local foi interditado também por apresentar risco à saúde pública, falta de alvará de saúde, condições higiênico sanitárias insatisfatórias, além de venda de produtos adulterados. Segundo a prefeitura, a Delegacia do Consumidor abrirá um inquérito para determinar a responsabilidade dos donos. A Vigilância Sanitária também irá mover uma ação administrativa para aplicação de multas de infração. Denúncias ao órgão devem ser feitas pelo Disque Saúde 160. (G1)
Comente agora
13
Mar
SPC alerta contra empresas que ‘limpam o nome’
Postado por: Letícia Oliveira / 03:24h

A maioria das empresas que prometem “limpar o nome” de endividados não resolve o problema. Além disso, os gastos com esse tipo de serviço são altos  - em média, a R$ 1.490 -, sem contar o valor corrigido da dívida adquirida com o banco ou a loja, alertou ontem o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com base em pesquisa realizada em todas as capitais. Pelos dados, dois em cada dez consumidores brasileiros já contrataram esses serviços. A pesquisa, citada pela Agência Brasil, mostra que em 65% dos casos as empresas não cumpriram o prometido e o consumidor foi lesado. “Considerando as pessoas que contrataram, mas que não tiveram o CPF retirado da base de negativados, apenas 28% receberam integralmente o dinheiro investido e 37% alegam que não receberam nada”, disse a entidade. Outro dado relevante: 53% dos consumidores que passaram por essa situação disseram que não valeu a pena contratar o serviço, pois teria saído mais barato negociar com o credor. (Correio)

Comente agora
13
Mar
Paulo Azi toma posse no Conselho de Ética da Câmara
Postado por: Letícia Oliveira / 03:17h

O deputado Paulo Azi tomou posse nesta quinta-feira, 12, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, como representante do Democratas. A presidência do Conselho ficou com outro baiano, o deputado José Carlos Araújo, do PSD, para um mandato de dois anos. Junto com os demais 21 membros, Paulo Azi será responsável por julgar os processos disciplinares contra deputados por quebra de decoro parlamentar, o que pode resultar na perda de mandato. A depender do resultado da Operação Lava-Jato, os Conselhos de Ética na Câmara e no Senado terão a missão de decidir o futuro dos parlamentares que constam da lista do procurador geral da República, Rodrigo Janot, que investiga irregularidades na Petrobras. Ao cumprimentar o conterrâneo eleito, Paulo Azi observou que o Conselho não deve fazer caça às bruxas. “Todo cidadão que decide exercer uma função pública deve encarar com naturalidade toda e qualquer investigação ou fiscalização de seus atos e atividades, para que suas ações se tornem cada vez mais transparentes perante a sociedade”, ponderou. (

Comente agora
13
Mar
PTB e DEM devem anunciar fusão em abril
Postado por: Letícia Oliveira / 03:05h

A fusão entre o DEM e o PTB, cogitada até bem pouco tempo, apenas nos bastidores, tende a ser concretizada em breve. Depois de muitas conversas entre as lideranças, está cada vez mais avançado o processo entre as siglas. Na dianteira das negociações locais, o prefeito ACM Neto (DEM) e o deputado federal e ex-presidente nacional do PTB, Benito Gama, admitiram ontem os ajustes a fim de finalizarem a articulação. As legendas podem formar o terceiro maior partido no Congresso Nacional. A expectativa é que um relatório sobre o assunto, em âmbito nacional, seja concluído e o fato possa ser anunciado em maio deste ano. Há algum tempo têm surgido rumores a respeito do namoro entre os partidos na esfera nacional, movimento que já repercutiria na cercania do Poder Municipal.  O ex-dirigente Benito Gama fortaleceu a ideia nos últimos dias ao liderar as rodadas de conversas com os líderes de alguns estados.

Comente agora
13
Mar
Cris Vianna erra nome de Zezé Polessa: "Zezé Barbora"
Postado por: Letícia Oliveira / 03:04h

Cris Vianna postou imagem dos bastidores das gravações danovela Império no Instagram nesta quinta-feira (12), mas cometeu uma gafe. Posando ao lado de Zezé Polessa, a morena confundiu o nome da atriz. "Uma das Maiores atrizes deste País. Zezé Barbora #império", escreveu na legenda. Notando o engano, os seguidores de Cris Vianna brincaram com o erro. (Terra)

Comente agora
13
Mar
S. A. de Jesus: TC Adalberto Piton tomará posse como novo Comandante do 14º BPM nesta sexta (13)
Postado por: Letícia Oliveira / 03:01h

O Coronel Luziel Andrade passará o comando do 14º BPM para o Tenente Coronel Adalberto Piton, nesta sexta-feira (13) em Santo Antônio de Jesus. A posse acontecerá, às 15h, na sede do batalhão com a presença de autoridades da cidade e também do Comandante Geral da PMBA Coronel Anselmo Brandão. O Coronel Luziel tomou posse de uma equipe em Salvador, onde seguirá com seus trabalhos.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Mar
Stº. Antº. de Jesus: Tia confirma que menor fugiu com homem do facebook, conhecido da família
Postado por: Letícia Oliveira / 02:54h

A Tia da adolescente Débora, que fugiu de casa na última segunda-feira (09), em Santo Antônio de Jesus, confirmou na manhã desta sexta-feira (13), que a garota fugiu com o homem suspeito, que trocava mensagens com ela no facebook. “Ligamos para o celular dele e perguntamos onde ele estava, mas não quis responder e questionou o motivo de querermos saber isso, confirmando ainda que estava com minha sobrinha”, comentou, Maria do Amparo. Ela contou ainda que a garota ligou para uma amiga e pediu que avisasse a sua família que estava bem, tinha fugido por conta própria e não voltaria para casa por conta da tamanha repercussão que teve esse fato. “Ele está com medo da justiça, mas enquanto ele não for preso, Débora não vai voltar para casa. Eu sei que eles não estão longe, estão por perto. Ela está em poder dele”, destacou, acrescentando que a polícia está realizando buscas a fim de encontrar os desaparecidos. Segundo a tia, o acusado de ter fugido com a menina manipulou a mente da mesma, que de qualquer forma é uma vítima nesse caso.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
13
Mar
Processo de servidores contra AL-Ba fica para fim de março
Postado por: Letícia Oliveira / 02:45h

Vai ficar para o fim de março, dia 26, a decisão do pagamento dos servidores da Assembleia Legislativa que brigam na Justiça pelo repasse de ajustes não efetuados pela Casa. Diferente das informações passadas pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), de que os custos impactarão mais de R$ 300 milhões no orçamento do Legislativo, os 66 funcionários do poder, cuja ação já foi apreciada e julgada favorável a eles pelo Supremo Tribunal Federal (STF), afirmam que o valor a ser incluído é de R$ 128 mil por mês. Através de nota, o presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindsalba), Flávia Abreu, rechaça as informações. “Nilo alega rombo no caixa do Legislativo e diz que vai pagar R$ 300 milhões, mas esse número informado pelo presidente não é real. Nem sabemos como chegaram a esse resultado”, argumenta Abreu. O aumento, segundo ele, foi concedido há mais de 20 anos pelo então presidente da Casa, deputado estadual Eliel Martins.

Comente agora
13
Mar
Fiocruz isola vírus chikungunya e avança na criação de teste rápido
Postado por: Letícia Oliveira / 02:37h

Pesquisadores do Instituto Carlos Chagas (ICC), da Fiocruz Paraná, estão mais perto de desenvolver um teste rápido para detectar o chikungunya, doença que já infectou 3.822 pessoas desde que chegou ao Brasil no ano passado. Este mês, a equipe conseguiu isolar o vírus a partir do soro do sangue de pacientes infectados. Ter o vírus isolado significa, segundo a pesquisadora Claudia Nunes Duarte dos Santos, chefe do Laboratório de Virologia Molecular do ICC, obter matéria-prima permanente para pesquisas sobre a doença. “Conseguimos crescer o vírus em cultura e podemos manipular, infectar outras células, usar como reativo para teste diagnóstico e estudar diferentes aspectos do vírus”, diz.  O foco de sua equipe agora é validar um kit diagnóstico desenvolvido pelo laboratório para detectar a doença em apenas 15 minutos a partir de uma gota de sangue. Atualmente, o teste padrão para detecção do chikungunya usado pelo Ministério da Saúde é do tipo Elisa (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay). Ele é capaz de detectar os anticorpos produzidos pelo organismo em reação ao vírus. Por isso, o exame só é eficaz a partir do quinto dia do aparecimento dos sintomas. O resultado também não é imediato: demora alguns dias para sair. Por causa das limitações relacionadas a esse teste, depois que os primeiros casos são constatados com exame laboratorial em determinada região, ocorrências posteriores são confirmadas apenas por critérios clínicos e epidemiológicos, segundo determinação do Ministério da Saúde.

Comente agora
13
Mar
PM morre em capotamento no bairro de Piatã; mulher fica ferida
Postado por: Letícia Oliveira / 02:34h

Um policial militar morreu na madrugada desta sexta-feira (13), no bairro de Piatã, em Salvador. Segundo informações da Central de Polícia, o acidente aconteceu por volta das 4h na avenida Otávio Mangabeira, no sentido Itapuã, próximo ao Habib's. Ainda de acordo com a polícia, o policial Luis de Lima Santos Jr, que é lotado na 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho), perdeu o controle da direção e acabou capotando. O veículo foi parar nas pedras da orla. Além do policial, também havia uma mulher no carro. Ela ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde dela não foi divulgado. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) está no local fazendo a remoção do corpo. (G1)

Comente agora
13
Mar
Itabuna e dez cidades baianas estão em risco de epidemia de dengue
Postado por: Letícia Oliveira / 02:27h

A Bahia tem 11 cidades com risco de epidemia de dengue, de acordo com o Ministério da Saúde. O órgão divulgou ontem os novos índices do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que analisou os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Além disso, outros 32 municípios baianos — incluindo Salvador e Feira de Santana — estão em estado de alerta. O LIRAa é calculado a partir da porcentagem de casas visitadas com larvas do mosquito. O dado orienta as ações de prefeituras e secretarias no controle da dengue — e, mais recentemente, da chikungunya, cujo vírus também é transmitido pelo Aedes Aegypti. Estão em situação de risco as cidades que têm mais do que 3,9% dos imóveis pesquisados com larvas de Aedes aegypti. Já os que estão em situação de alerta têm resultados que vão de 1% até 3,9%. A pior situação foi de Itabuna, Sul do estado, com índice de 17,8%. Mas, de acordo com o coordenador de endemias da Secretaria de Saúde da cidade, Renato Freitas, o resultado ruim já era esperado. Em 2013, o LIRAa foi de 27,3%. “O grande problema é que boa parte da população é obrigada a guardar água — 87% dos focos estão em tanques e caixas d'água”. Ainda assim, no ano passado, o índice foi reduzido a 11,6%, segundo o coordenador.

Comente agora
13
Mar
Dilma cancela agenda em BH por problemas de saúde da mãe
Postado por: Letícia Oliveira / 02:26h

A presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria amanhã (13) a Belo Horizonte por causa da saúde de sua mãe, informou há pouco a Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Dilma Jane Rousseff, de 91 anos, mora com a filha em Brasília, no Palácio da Alvorada. O Palácio do Planalto não deu mais detalhes sobre o estado de saúde de Dilma Jane. Apenas informou que a presidenta deve permanecer no Alvorada durante toda a manhã, motivo que levou a cancelar sua presença, na capital mineira, no balanço da campanha Justiça pela Paz em Casa. A campanha é coordenada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, e tem o objetivo de acelerar os processos e julgamentos de acusados de violência contra a mulher. O vice-presidente Michel Temer deve comparecer ao evento substituindo Dilma. Com as alterações, a agenda de Dilma para amanhã (13) foi divulgada com apenas um compromisso oficial, uma reunião com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, às 15h30. Dilma Jane já teve que ser hospitalizada por problemas respiratórios e mal-estar. (Agência Brasil)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com