As comentadas


Bom dia , Quinta-feira, 26/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

31
Dez
Dilma diz ter tido "ano difícil", mas afirma estar otimista para 2016
Postado por: Samile Macedo / 17:06h

Em mensagem enviadas para internautas, a presidente Dilma Rousseff disse estar otimista para 2016, mesmo com o ano difícil que passou. Pelas redes sociais, a presidente afirmou ainda que o país "é maior do que interesses individuais e de grupos". "Por isso devemos todos nos empenhar no essencial: um País forte para todos os brasileiros", publicou. Dilma também afirmou que acredita na importância da agenda de reformas do Estado "para aprofundar a democracia e fortalecer as bases do crescimento sustentável". Confira a publicação da presidente:

Comente agora
31
Dez
Melão revela truque para driblar calor do verão carioca: 'Chupo muito gelo'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:01h

Enquanto muitos cariocas sofrem com as altíssimas temperaturas do verão no Rio de Janeiro, Renata Frisson, a Mulher Melão, comemora o calor da estação mais quente do ano. "Sempre fui quente e peguei fogo, então aproveito para me refrescar e me molhar bastante. O verão é excitante, instigante, a gente usa menos roupa, acho ótimo. É a melhor época para causar", diz ela. No último dia do ano e com temperatura que já passa dos 40°C em alguns pontos da cidade, segundo o Alerta Rio - a musa sensualiza de biquíni em um ensaio exclusivo para o EGO em uma praiada capital carioca e dá dicas para driblar o calorão: "Chupo muito gelo e aproveito para passar gelo no corpo também. Fazer amor debaixo d’água e namorar na chuva também refrescam, e ainda apagam o fogo, em todos os sentidos", provoca. "É uma época boa para paquerar, os hormônios estão à flor da pele, e adoro 'apagar uns incêndios' por aí", diverte-se.

Comente agora
31
Dez
Atlético-PR desiste de renovação e Walter deve ir para o Sport
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:59h

O Atlético-PR desistiu de renovar com o atacante Walter para a próxima temporada. O anúncio foi feito por meio de uma nota oficial no site do clube, nesta quinta-feira (31). Após declarar que gostaria de atuar pelo Sport, clube de seu coração, a renovação com o CAP ficou mais difícil. Com a desistência do clube paranaense, as portas para o atleta de 26 anos ficaram abertas no Sport.

Confira a nota abaixo:

  1. O Clube Atlético Paranaense comunica que, apesar dos esforços desprendidos, não será possível a permanência do atacante Walter para a temporada de 2016. Pelas seguintes razões, citadas abaixo:
  2. a) Da negativa por parte do FC Porto de ser efetivado um novo período de empréstimo;  
  3. b) Da exigência por parte do FC Porto para a compra de percentual dos direitos econômicos por valores acima do entendimento da avaliação do CAP; 
  4. c) Da necessidade de se firmar um contrato com o atleta por 2 anos mínimos; 
  5. d) Das afirmações textuais do atleta de que sua preferência era jogar no time do seu coração da sua cidade natal; 
  6. e) Da real proposta do Sport Recife em valores que o CAP entendeu ser de altíssimo risco, em razão de o atleta ter grandes dificuldades para jogar no seu peso ideal (para um atleta de esporte de alto rendimento); 
  7. f) Pelo profundo conhecimento pela nossa equipe técnica das reais condições físicas e fisiológicas do atleta e seus rendimentos no exercício de 2015 (relação custo/risco X benefício)! 
  8. O Clube Atlético Paranaense agradece o FC Porto, seu procurador pelos esforços havidos durante as negociações e suas tentativas para chegarmos a um entendimento e deseja ao jogador sucesso e felicidades junto ao seu novo clube!
  9. A Direção
Comente agora
31
Dez
Mulher grávida e marido morrem em acidente; filho de 5 anos fica ferido
Postado por: Samile Macedo / 16:58h

Um casal morreu após uma colisão frontal nesta quinta-feira (31), na BR-050, em Catalão, no sudeste de Goiás. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor, de 35 anos, morreu no local e a esposa, de 30, que estava grávida, no hospital. O filho do casal, de 5 anos, e o motorista do outro veículo, um japonês de 45, ficaram feridos. De acordo com o inspetor da PRF Rogério do Nascimento, o casal e o filho estava em um Fiat Siena. Já o imigrante dirigia uma Toyota Rav4. Ele explica que o acidente ocorreu por imprudência do motorista de um terceiro veículo, que não se envolveu na batida. "O Siena vinha no sentido Cristalina - Catalão. Um carro vermelho, que ainda não sabemos o modelo, vinha no sentido contrário e tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido. O Siena tentou desviar e acabou batendo no Rav4, que vinha atrás do outro veículo", disse ao G1. O agente disse que o menino estava no branco de trás na cadeirinha. Ele e o motorista estrangeiro foram socorridos e encaminhados para a Santa Casa de Catalão. De acordo com a PRF, ambos tiveram fraturas na perna, mas não correm risco de morte. O G1 entrou em contato com a unidade de saúde por volta das 16 horas, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem. O homem morreu no local. Já a mulher chegou a ser socorrida com vida e levada à Santa Casa, mas também não resistiu aos ferimentos.

Comente agora
31
Dez
A equipe do Voz da Bahia deseja a você e sua família um Feliz 2016! Assista
Postado por: TV Voz da Bahia / 16:56h

Comente agora
31
Dez
Sisu vai ofertar 228 mil vagas em universidades públicas
Postado por: Samile Macedo / 16:52h

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2016. As inscrições serão abertas no próximo dia 11 de janeiro e irão até o dia 14. O número aumentou em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram ofertadas 205,5 mil vagas. O número de instituições participantes também aumentou. Eram 128 em 2015. Pode participar o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de 0 na prova de redação. O edital desta edição do Sisu foi publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (30). O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês. Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 de janeiro, de acordo com o MEC. (Agência Brasil)

Comente agora
31
Dez
Confira sinais de que você teve um bom 2015
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:48h

A entrada de um ano novo não é apenas o momento em que se fazem planos para o futuro, em que se traçam objetivos ou se revelam desejos. É também o momento em que se olha para trás e se percebe como foram os dias que passaram. Segundo o site Mind Body Green, a entrada no novo ano é o momento ideal para fazer retrospetivas. E estes são os sinais de que 2015 foi um bom ano.

1. Esteve mais concentrado naquilo que fez e não naquilo que não fez;

2. Assumiu riscos, sabendo que era o melhor para você (e mesmo tendo medo);

3. Ficou aquém dos objetivos, mas está bem com isso;

4. Está feliz pelas decisões que tomou e pelo caminho que seguiu;

5. Não se preocupou com aquilo que não dependia de você para mudar;

6. Riu mais de você;

7. Sorriu mais para os outros;

8. Perdoou o passado e passou a ver a raiva como algo desnecessário;

9. Gostou dos momentos em que esteve sozinho;

10. Foi mais paciente;

11. Passou a desfrutar do momento e a preocupar-se menos com o que poderia vir a seguir;

Comente agora
31
Dez
Sem férias na Base Naval de Aratu, Dilma Rousseff vai passar o ano novo em Porto Alegre
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:46h

A presidente Dilma Rousseff vai passar a virada de ano na cidade de Porto Alegre com a família. Segundo a Agência Brasil, ela viaja às 14h desta quinta-feira (31) para a capital do Rio Grande do Sul, onde mora a filha, que está grávida pela segunda vez, e o neto de quatro anos. Em 2015 Dilma deixou de lado o costume de passar alguns dias de férias no final do ano na Base Naval de Aratu, na Bahia. A presidente preferiu permanecer em Brasília para se reunir com ministros e discutir estratégias políticas e econômicas para 2016. Ainda não há previsão de quando ela deve retornar à capital federal depois da virada do ano.

Comente agora
31
Dez
Detento é liberado em saída de ano novo e acaba preso uma hora depois
Postado por: Samile Macedo / 16:45h

Um detento foi preso por assaltar um carro na manhã desta quinta-feira (31), no P Norte, em Brasília. De acordo com a polícia, ele foi detido novamente menos de uma hora depois ser liberado para a saída temporária de ano novo. Segundo o jornal Correio Braziliense, Airton Nunes Oliveira, 52 anos, cumpria pena há 29 anos por dois latrocínios e seria solto no ano seguinte após o cumprimento de 30 anos de pena. A polícia foi chamada após uma vítima relatar o roubo do seu carro, um Fiat Stilo, em um lava-jato. Policiais militares perseguiram o veículo e o criminoso chegou a disparar contra eles. Airton foi preso com um revólver calibre .38 e munições. Ele será reconduzido ao Complexo da Papuda. (Metro1)

Comente agora
31
Dez
Não existe lugar melhor, diz Urach sobre virada na igreja
Postado por: Marcus Augusto Macedo / 16:41h

Depois que Andressa Urach se converteu ela realizou uma série de escolhas diferentes, entre elas a forma como irá comemorar o ano novo. A ex-modelo resolveu que irá passar a virada do ano na igreja. “Não existe lugar melhor para iniciar o ano de 2016 do que na presença do Deus Vivo”, escreveu ela em seu Instagram anunciando a “Vigília da Virada” que acontecerá em todas as igrejas Universal do Reino de Deus no dia 31 de dezembro a partir das 22h. Este ano foi um ano de novas escolhas para Andressa Urach, após passar por problemas graves de saúde, a ex-modelo se converteu e abandonou todas as atitudes do passado. Em 1º de fevereiro a vice-miss bumbum, conhecida internacionalmente por se envolver em polêmicas – inclusive assumindo um relacionamento com o jogador Cristiano Ronaldo que o craque do Barcelona sempre negou, desceu às águas do batismo e resolveu revelar todas as suas atitudes erradas. Sua aparência foi a primeira a mudar, as roupas curtas e decotadas foram tiradas do guarda-roupas da apresentadora que resolveu usar roupas mais comportadas, sem decotes e com comprimentos abaixo do joelho. Em entrevistas e posteriormente em um livro, Andressa confessou que fez tudo para ter fama e dinheiro, inclusive se prostituindo. “Morri para Viver”, a biografia de Andressa Urach, foi muito bem aceita pelo público e foi lançada com uma edição de 1 milhão de exemplares. Seu compromisso com a Igreja Universal está tão sério, que a ex-modelo está participando do Jejum de Daniel e anunciou neste domingo (27) que ficará 21 dias longe das redes sociais para participar dessa campanha onde os fiéis são orientados a deixar de consumir todo tipo de informação que não seja cristão, inclusive redes sociais, televisão, cinema, rádio, jornais e revistas. Com informações EGO

Comente agora
31
Dez
Zoológico de Salvador teve 114 nascimentos de animais em 2015
Postado por: Samile Macedo / 16:41h

O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, em Salvador, possibilitou a reprodução de 114 animais no ano de 2015. Ao todo, conforme balanço divulgado pela unidade, nasceram no cativeiro local 45 aves, 55 répteis e 14 mamíferos. Com os novos animais, o zoológico passou a contar com 1.629 animais em seu plantel, sendo 90% deles nativos. Dentre os bichinhos nascidos neste ano está a onça-preta, que recebeu por meio de votação popular o nome de Diaurum. O novo morador nasceu no dia 15 de agosto e foi motivo de comemoração, pois há mais de dez anos não nascia um filhote macho da espécie no zoológico. “A reprodução em cativeiro é uma importante ferramenta para manutenção das espécies. Para isso, o Zoológico conta com uma equipe especializada, desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros, que garantem o bem-estar animal”, afirma o Coordenador do Parque, Gerson Norberto, por meio de nota. De acordo com a adminstração do zoológico, foi implantada no espaço o Programa de Manejo, Conservação e Reprodução de Espécies Selvagens em Cativeiro, em parceira com pesquisadores de Universidades e Zoológicos do Brasil e Exterior. O Programa já conseguiu a reprodução de 38% dos animais do Parque, destacando-se a reprodução do mico-leão-de-cara-dourada, espécie endêmica da Mata Atlântica da Bahia. Outras espécies mantidas pelo programa são onça-pintada, jaguatirica, sussuarana, macaco-prego-de-peito-amarelo, lôbo-guará, arara-azul e harpia. (G1)

Comente agora
31
Dez
18 presos fogem da delegacia de Porto Seguro por buraco em teto
Postado por: Samile Macedo / 16:39h

A polícia da cidade de Porto Seguro, na região sul da Bahia, tenta recapturar 18 presos que fugiram da carceragem na noite da última terça-feira (29). Os detentos escaparam por um buraco aberto no teto de uma das celas. Até a tarde desta quinta (31) nenhum havia sido localizado. De acordo com o delegado Carlos Zene, os detentos usaram equipamentos feitos de forma manual para fazer a abertura no teto. O buraco não foi percebido pelos agentes penitenciários. "Utilizaram vários equipamentos, como ferros que eles conseguem tirar das próprias grades. Além disso, também amarraram lençõies como cordas e usaram para pular a laje da delegacia", destacou o delegado, em contato com o G1. Ainda de acordo com o delegado, os detentos que fugiram já foram identificados. Eles respondem por crimes como furto, roubo, tráfico de drogras e até homicídios. A polícia informou, ainda, que realiza rondas na região para tentar recapturar os presos.

Barreiras - Já na cidade de Barreiras, no oeste do estado, internos do Complexo Policial também abriram um buraco na parede de um das celas da unidade, na madrugada desta quinta-feira (31), mas não conseguiram escapar. A tentativa de fuga foi frustrada por policiais que já esperavam pelos presos do lado de fora da unidade. Conforme o delegado local, Alírio de Oliveira, os policiais desconfiaram do barulho que vinha da cela e conseguiram conter a ação dos criminosos. 

Comente agora
31
Dez
Inflação faz valor pago pelo governo estadual à FNP subir para R$ 12,2 milhões mensais
Postado por: Samile Macedo / 16:35h

A alta da inflação no país em 2015 vai fazer o Governo do Estado precisar pagar mais a partir deste mês para a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), concessionária que administra o principal estádio de Salvador. O Diário Oficial publicado nesta quarta-feira (30) aponta que a administração estadual vai precisar pagar pouco mais de R$12,2 milhões mensais entre dezembro deste ano e novembro de 2016, totalizando mais de R$ 146.7 milhões ao longo dos 12 meses. "O contrato tem reajuste anual pelo IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo]. É o que o estado se comprometeu nesse processo de parceria público-privada. Evidentemente que esse contrato pode ser reavaliado", afirma o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes. O Banco Central prevê que o IPCA feche 2015 em 10,8%, chegando a dois dígitos pela primeira vez desde 2002. O secretário lembra que além desse valor base do contrato, o pagamento mensal feito pelo governo à FNP pode ser ainda maior a depender do balanço financeiro da concessionária, que deve ser lançado entre março e abril. "Quanto maior a receita, menor o desembolso do estado", resume Gomes. O contrato assinado pelo governo e a FNP foi assinado em janeiro de 2010 e prevê a concessão da Fonte Nova por 35 anos. (BN)

Comente agora
31
Dez
Família de morto pela ex no sexo se revolta com foto de corpo nu na web
Postado por: Samile Macedo / 16:22h

O jovem Marcos Catanio Porto, de 26 anos, assassinado a facadas pela ex-namorada na quarta-feira (30), foi enterrado nesta quinta-feira (31) no Cemitério Cristo Rei, em Vilhena (RO). Segundo a Polícia Civil, o homicídio aconteceu na casa da vítima, no momento que iria iniciar uma relação sexual com a ex-namorada, Vania Basílio Rocha. Mauricio Jacob, amigo de Marcos, que estava na residência, relembrou o momento do crime. "Ele morreu nos meus braços. 'Ela é louca' foram as últimas palavras dele. Perdi um irmão", lamenta. A suspeita foi presa logo depois do crime. Na delegacia, Vania concedeu entrevista e assumiu que matou o ex a facadas. "Queria matar alguém. Não me arrependo. Fiquei olhando olho no olho até ele morrer", revela. No velório do amigo, Mauricio contou que na quarta-feira estava na casa de Tim, como Marcos é conhecido pelos amigos e familiares. Após chegar na residência, Vania foi para o quarto com Marcos. Depois de algum tempo, Mauricio e o irmão da vítima, Alberto Catanio Porto, de 28 anos, ouviram gritos de socorro. "Arrombamos a janela, pois a porta estava fechada. Quando entramos, ele segurava o braço dela com a faca. Arranquei a faca da mão dela e joguei longe. Ela sumiu e o Tim foi caindo para trás, falando que ela era louca", lembra Mauricio, emocionado.  Após o crime, Vania se escondeu no banheiro, onde ficou até a chegada da Polícia Militar. A mulher foi presa em flagrante por homicídio qualificado, pois usou de meios que dificultaram a defesa da vítima, Segundo a Polícia Civil. 

Comente agora
31
Dez
Incêndio atinge hotel em Dubai antes da queima de fogos de Ano Novo
Postado por: Samile Macedo / 16:15h

Um grande incêndio atingiu o prédio de um hotel de luxo no centro de Dubai, antes da queima de fogos no Ano Novo nesta quinta-feira (31), pouco antes das 22h no horário local (16h no horário de Brasília). O hotel Adress Downtow Dubai fica próximo da Burj Khalifa Tower, prédio mais alto do mundo, onde acontece a maior queima de fogos durante a virada do ano na cidade dos Emirados Árabes. Bombeiros foram chamados e pessoas foram retiradas do hotel às pressas. Todos os hóspedes saíram com segurança, segundo Um representante da defesa civil disse à agência Reuters que não houve feridos no incêndio, e que as celebrações de ano novo na cidade vão continuar conforme o planejado. Segundo a agência de notícias do governo de Dubai, o fogo começou no lado de fora do 20º dos 63 andares do prédio. Extintores internos evitaram que o incêndio se espalhasse imediatamente para a parte interna do edifício. Não há informação sobre a causa do incêndio.

Festa vai continuar - O jornal local "Gulf News" citou o coronel da Polícia Abdullah al-Merri, segundo o qual "mais de 5.000 agentes estão mobilizados para garantir a segurança e a organização" dos festejos de fim de ano. Ainda de acordo com o jornal, o coronel Al-Merri informou que há pelo menos 4.000 câmeras de segurança na região da Burj Khalifa. (G1)

Comente agora
31
Dez
Populares reclamam da falta d'água em Santo Estevão e bloqueiam BR-116
Postado por: Samile Macedo / 16:13h

Populares bloquearam os dois sentidos da BR-116, no km 464, no povoado de São Caetano em Santo Estevão. A manifestação, que tinha como objetivo chamar a atenção da Embasa para o reabastecimento de água na região, causou um congestionamento de 2 quilômetros. O protesto acabou por volta das 10h. A Embasa informou que não tem conhecimento da falta de água, mas vai apurar a causa para dar um parecer. No entanto, a empresa informou que o motivo pode ser o baixo volume de água na barragem que abastece a localidade. Com pouca reserva, a adutora local está fornecendo água em dias alternados. (Metro1)

Comente agora
31
Dez
Recife: Em surto psicótico, idoso sobe em torre de energia
Postado por: Samile Macedo / 16:03h

Na tarde dessa quarta (30/12), os bombeiros foram acionados para resgatar um homem de 60 anos de idade, que em surto psicótico, subiu na Torre da Chesf, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. Chegando ao local, as equipes tentaram contato com a vítima, que a princípio não permitia aproximação e ameaçava os Bombeiros com uma pedra. Componentes da Viatura armaram dois sistemas para resgatar o homem, sendo um deles pela própria Torre e outro através de um guindaste. Após muita negociação, um dos bombeiros, o Tenente Taquaracy, convenceu a vítima a aceitar o socorro e o resgate foi realizado através da plataforma. Depois do salvamento, a vítima foi conduzida para o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, onde permaneceu sob cuidados médicos. (iG)

Comente agora
31
Dez
Planejamento reduz 24 cargos comissionados no Turismo
Postado por: Samile Macedo / 15:55h

O Ministério do Planejamento anunciou nesta quinta-feira, 31, a redução de 24 cargos comissionados do Ministério do Turismo, o que representará contingenciamento de R$ 1,8 milhão por ano. A pasta continuará tendo 140 cargos em comissão. A redução faz parte da reforma administrativa, que tem como meta reduzir três mil cargos comissionados, o que reduziria os gastos do governo em R$ 200 milhões. Até agora, porém, haviam sido cortados apenas 346 cargos comissionados, o que representa uma economia de apenas R$ 16,1 milhões ao ano. De acordo com o Planejamento, foram extintas e fundidas coordenações-gerais dentro de secretarias já existentes no Ministério do Turismo. As mudanças entram em vigor no dia 14 de janeiro. (Exame)

Comente agora
31
Dez
Namorado tenta impedir que namorada fique pelada em parque; assista vídeo
Postado por: Samile Macedo / 15:50h

Uma cena hilária marcou o passeio de um casal de namorados em um parque de diversões, durante um festival na Costa Rica. O homem tentou desesperadamente cobrir sua namorada depois que suas calças começaram a cair enquanto estavam em um brinquedo. O casal estava em uma atração que é um disco que gira e joga as pessoas, especialmente se elas tentam levantar. No vídeo, a mulher aparenta estar sem calcinha, o que deixa o homem ainda mais desesperado para conseguir evitar que sua amada passe por uma cena constrangedora. O público que estava em volta do brinquedo vai ao delírio e fica chateado quando a atração é interrompida para que a mulher se recomponha. O vídeo do episódio já foi visto mais de 15 mil vezes na web. Assista abaixo:

Comente agora
31
Dez
Governo estadual prorroga situação de emergência para Chapada, Oeste e Planaltino
Postado por: Samile Macedo / 15:45h

Decretos assinados pelo governador Rui Costa, e publicados no Diário Oficial do estado da última quarta-feira (30), prorrogam o prazo de declaração de “Situação de Emergência” nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste baiano e município Planaltino. A determinação de nº 16.523 estende, por mais 90 dias, o prazo fixado no Decreto nº 16.338, de 1º de outubro de 2015, que já considerava adversa a situação em “diversos pontos da Chapada Diamantina e do Oeste baiano” devido à estiagem que culminou nos incêndios florestais que castigam a região, incluindo áreas de Unidades de Conservação Ambiental. O decreto também leva em consideração informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) e a continuidade dos focos de incêndio e suas consequências para a zona rural e atividades econômicas, assim como para a flora e fauna dessas localidades. Considerando os danos decorrentes da seca em Planaltino, no vale do Jiquiriça, o governador também prorrogou em 90 dias o prazo de estado de emergência para o município. A decisão renova o decreto municipal de 29 de setembro de 2015. (BN)

Comente agora
31
Dez
Whatsapp fica fora do ar em vários países nesta tarde
Postado por: Samile Macedo / 15:42h

Usuários do WhatsApp reclamam na tarde desta quinta-feira (31) que o serviço apresenta instabilidade. No Twitter, diversas postagens relatam que não é possível utilizar o aplicativo. "Entrar no Twitter me consolou em saber que meu WhatsApp não foi o único que parou de pegar", disse uma internauta. "Whatsapp parou de funcionar, isso é 2015 mostrando que ainda pode ferrar com a gente mesmo nas últimas horas do ano", disse outro. Outros usuários relatam que o serviço havia caído, mas voltou a funcionar em seguida. O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Facebook, que comprou o WhatsApp em 2015, e aguarda retorno da empresa sobre os relatos de falha no serviço. Há também relatos de instabilidade do aplicativo em outros países. Na Índia, um porta-voz do WhatsApp disse à agência Reuters: "algumas pessoas tiveram problemas acessando o WhatsApp por um curto período mais cedo hoje". No Twitter, também é possível encontrar reclamações de usuários de outros países. "Alguém mais tendo problemas com o WhatsApp?", escreveu uma internauta da Escócia. "E eu pensei que era a única que estava tendo problemas com o WhatsApp", postou outra da Malásia. "Alguém mais está tendo problemas para acessar seu WhatsApp?", perguntou uma internauta do Reino Unido.

Comente agora
31
Dez
Secretaria da Fazenda de SP alerta contribuintes sobre o golpe do IPVA
Postado por: Samile Macedo / 15:39h

Boletos falsos de cobrança bancária do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estão sendo enviados para as casas dos contribuintes, alerta a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O fisco também tomou conhecimento da existência de sites falsos que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda na internet com o objetivo de colher informações do contribuinte para outras finalidades. "A prática, conhecida como phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais", explica em nota a Secretaria da Fazenda. O golpe do IPVA está sendo aplicado também por meio do aplicativo WhatsApp. A Secretaria da Fazenda informa aos contribuintes que os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o imposto são a página do IPVA (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e a rede bancária credenciada. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
31
Dez
Ferry tem espera para embarque de 3h para veículos e de 2h para pedestres
Postado por: Samile Macedo / 15:25h

Continua intenso na tarde desta quinta-feira (31) o movimento no ferry boat, que faz a travesssia Salvador-Ilha de Itaparica, e na travessia marítima de lanchas entre a capital e Mar Grande. A grande demanda é de passageiros que vão passar o Réveillon fora de Salvador. No terminal do ferry em São Joaquim, a espera para embarque de veículos é de 3h, segundo informações da Internacional Travessias, que administra o sistema. Já os pedestres aguardam até 2h para embarcar. Pela manhã, o movimento no ferry foi ainda mais intenso, com 3h30 de espera para embarque de veículos e 2h30 para embarque de pedestres. A fila de carros começou a crescer por volta das 4h30 e, às 6h, chegava à região da Igreja do Bonfim. Ao todo, sete ferries estão em operação nesta tarde: Rio Paraguaçu, Maria Bethânia, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Dorival Caymmi, Agenor Gordilho e Pinheiro.

Lanchas - No sistema de lanchas, a espera para embarque gira em torno de 30 a 40 minutos, segundo informações da Associação de Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). Segundo o órgão, o movimento esse ano é 10% maior que o resgistrado no mesmo período de 2014. Doze embarcações estão em tráfego, com saídas a cada 15 minutos. Pela manhã, a fila para embarque com destino a Mar Grande estava na altura do prédio da Receita Federal, que fica próximo ao Terminal de Turismo do Porto de Salvador. O tempo da viagem dura de 35 a 40 minutos, em média. A última saída do dia prevista para Mar Grande será 18h30 e de Salvador, às 20h. Todos os horários desta quinta-feira dos catamarãs que fazem a linha Salvador-Morro de São Paulo estão praticamente lotados devido à grande procura. Para o retorno, dia 2, também existem poucas passagens, segundo a Astramab. (G1)

Comente agora
31
Dez
Bebê que nasceu com 283 gramas e 25 centímetros é um dos menores do mundo
Postado por: Samile Macedo / 15:23h

O Centro Médico Carolinas em Charlotte, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, está comemorando os três meses de um dos menores bebês já nascidos no mundo. E'Layah veio ao mundo no fim em setembro, aos três meses e meio de gestação, pesando 283 gramas e medindo 25 centímetros. O neonatologista, Andrew Herman, disse à “ABC News” que o bebê encaixava na palma da mão quando nasceu. “Para ser honesto, nós não tivemos certeza se E'Layah iria sobreviver, mas o médico que fez o parto disse que ela tinha uma chance de lutar, e seus pais nunca perderam a fé que era possível e que ela iria sobreviver”, disse. A mãe da pequena lutadora, Megan Smith, disse ela e seu noivo deram a filha o nome do meio “Fé” porque quando eles foram orientados a se preparar para o pior, eles decidiram que “sempre teriam fé” e “nunca desistiram dela”. O bebê, agora com três meses de idade, venceu uma série de obstáculos, teve que contar com a ajuda de um ventilador para respirar, passou por várias transfusões de sangue e teve inúmeras complicações com seus órgãos não desenvolvidos. Apesar disso, E'Layah vai viver, prosperar, brincar e ser feliz como uma criança normal e saudável, garantiram os médicos. (Extra)

Comente agora
31
Dez
Profunda recessão e busca por ajuste fiscal marcaram o "ano Levy"
Postado por: Samile Macedo / 15:15h

Ao todo, foram 351 dias empenhado na busca pelo ajuste fiscal. Um objetivo que encontrou obstáculo na mais profunda recessão experimentada pela economia brasileira em 25 anos. Encerrada nos últimos dias de 2015, a gestão de Joaquim Levy à frente do Ministério da Fazenda foi marcada pelo desafio de equilibrar as contas públicas num cenário em que faltaram recursos para alcançar as metas estabelecidas. Em janeiro, o boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) com instituições financeiras, estimava crescimento de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) e inflação oficial de 6,56% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Onze meses depois, a realidade mostrou-se pior. No Relatório de Inflação, divulgado no último dia 23, o BC previu contração de 3,6% no PIB e IPCA de 10,8%. Com tamanha recessão, alcançar o ajuste fiscal tornou-se impossível. Inicialmente, a equipe econômica estimava economizar R$ 66,3 bilhões neste ano: R$ 55,3 bilhões da União e R$ 11 bilhões dos estados e dos municípios. As medidas de aumento de tributos anunciadas por Levy no fim de janeiro pareciam ser suficientes para atingir o esforço fiscal. No entanto, a queda na arrecadação comprometeu esse objetivo. Em julho, o governo reduziu a meta de superávit primário para 0,15% do PIB. De mais de R$ 50 bilhões, a meta caiu para R$ 8,7 bilhões. O contingenciamento (bloqueio de despesas não obrigatórias) recorde anunciado dois meses antes teve de ser reforçado e chegou quase a R$ 80 bilhões. Nem assim, o governo conseguiu economizar. Até novembro, União, estados e municípios acumulavam déficit primário de R$ 39,520 bilhões. No mesmo período de 2014, o déficit foi de R$ 19,6 bilhões. Os contingenciamentos não conseguiram fazer frente à queda real (descontado o IPCA) de 5,76% na arrecadação federal nos 11 primeiros meses do ano. A sucessão de números negativos levou o governo a admitir que encerraria 2015 com o segundo déficit primário seguido. Em outubro, uma emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) alterou a meta de esforço fiscal novamente, para um déficit de R$ 51,8 bilhões para a União e superávit de R$ 1,9 bilhão para estados e municípios. 

Comente agora
31
Dez
Veja 11 profissões que estarão em alta no Brasil em 2016
Postado por: Samile Macedo / 15:10h

Sem perspectiva no curto prazo de melhora do cenário econômico e político, eficiência e redução de custos devem continuar como os principais objetivos das empresas para 2016. No mercado de trabalho, isso significa, na prática, que 2016 será um ano de menos especialistas e mais generalistas; menos coordenadores e mais analistas. Será também um ano de menos engenheiros,de acordo com análise da consultoria Michael Page. Ao contrário do foi previsto para este ano, quem domina a lista das profissões em alta para os próximos doze meses são, principalmente, aqueles profissionais com especialização em ciências contábeis. "Independentemente da profissão ou da área, o profissional mais demandado será aquele orientado à redução de custos e ganho de eficiência - nas áreas de TI, vendas, jurídico e tesouraria", diz Henrique Bessa, diretor-geral da Michael Page. As profissões indicadas como 'alta demanda' compõem cinco áreas que podem contribuir mais no corte de gastos, reestruturação interna e de dívida e posicionamento com o cliente em momentos de crise. São elas: Logística, Tecnologia da Informação (TI), Finanças, Jurídico e Marketing Digital. Este último ganhou relevância por poder contribuir com inteligência de mercado, posicionamento frente às concorrentes e manutenção de produto competitivo.  Segundo Bessa, grande parte dos profissionais contratados ano que vem será alocada em cargos de substituição ou referentes à reorganização interna da empresa. A premissa só não vale, segundo o diretor, para setores que estão sendo beneficiados pela alta do dólar e tiveram um bom 2015, como empresas exportadoras e do setor de celulose e proteína animal. Estas devem investir mais em cargos que possam ajudar em sua  expansão. Abaixo, confira quais são as 11 profissões que estarão em alta em 2016: 

Comente agora
31
Dez
Corpo é encontrado esquartejado e coberto de cimento na Grande SP
Postado por: Samile Macedo / 15:05h

No último domingo (27), o corpo de um homem esquartejado e coberto por cimento foi encontrado em um apartamento no bairro Eldorado, em Diadema, cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Segundo o site IG, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) informou que a polícia foi acionada pelos vizinhos por conta do forte cheiro que saía do imóvel, cujo morador não era visto pelo bairro havia alguns dias. A vítima estava com os braços para trás e apresentava um corte no abdômem, não tinha as mãos, os pés, e alguns ossos das pernas. A cabeça estava dentro de um tambor coberto por cimento. Havia sangue em um dos quartos, num sofá e na cortina. Ainda segundo a publicação, os policiais encontraram a carteira de motorista do morador, além da foto de um homem e um celular. O caso será investigado pelo 1º Distrito Policial de Diadema. (N. ao Minuto)

Comente agora
31
Dez
Capa de revista traz beijo entre Temer e Cunha
Postado por: Samile Macedo / 15:04h

A revista "Piauí" traz na capa do mês de janeiro uma ilustração de um beijo entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, (PMDB-RJ) e o vice-presidente de República, Michel Temer. O iG conta que na charge, Cunha também aparece colando um adesivo nas costas de Temer no qual está escrito: "Fora Dilma". A arte é da russa Nadia Khuzina, editora de um blog de charges políticas e colaboradora da revista Piauí. Segundo a publicação, a artista se inspirou em um episódio em que o líder ucraniano Leonid Brezhnev e o presidente da extinta Alemanha Oriental, Erich Honecker, se cumprimentaram com um beijo.

Comente agora
31
Dez
Ex-BBB Cacau mostra a barriga seca e tira onda de folga: 'Preocupadas'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:57h

Cacau Colucci se jogou na praia para curtir último dia de 2015. A ex-BBB compartilhou foto em que aparece de biquíni e exibindo barriga sequinha na praia nesta quinta-feira, 31. "Preocupadas", brincou ela na legenda de foto em que posa ao lado de amiga na Praia Brava, em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Seus fãs enlouqueceram com o registro e comentaram: "Que caminho da felicidade!", "Que mulher linda e perfeite". (Ego)

Comente agora
31
Dez
Homem espera há 13 dias em hospital de S. A. de Jesus por uma tomografia; familiares ficam indignados
Postado por: Samile Macedo / 14:50h

Um cidadão nesta quinta-feira (31) relatou em entrevista a uma emissora de rádio local que seu irmão Wellington Sales, residente em São Miguel das Matas está no Hospital Regional aguardando um exame de tomografia computadorizada há nada menos do que 13 dias. Os médicos e o próprio irmão do paciente já suspeitam que ele já se encontra em estado de morte encefálica e mesmo assim o exame não foi feito. Segundo o denunciante Emerson Sales da Silva, a suspeita ainda não foi comprovada pela falta da averiguação. “É um absurdo enfrentar essa situação, já procurei a direção da unidade, mas hoje não havia ninguém lá para me atender, o descaso nesse hospital é grande. Meu irmão precisava ser transferido para um hospital com UTI Móvel, porém, ainda se encontra nessa espera, não sei quando irá poder sair dali a família até agora teve ‘zero resposta’. Não entendi o motivo de no domingo passado eles terem confirmado a morte cerebral e na segunda-feira (21) terem dito que se tratava apenas de uma hipótese cuja comprovação viria por meio da tomografia e outras análises, só que até agora ninguém fez nada nem apresentou solução”, contou. Emerson disse ainda que após diálogo com os médicos, os médicos haviam recolocado o nome de seu irmão no sistema de transferência, contudo até hoje nada de esclarecimentos e ele fica no jogo de empurra: Direção-Assistência Social.

Outro caso: O senhor Lourenço Francisco, morador da localidade Sete Voltas, situada na região do recôncavo tem um filho, Cristiano Francisco de Souza Santos que foi vítima de uma colisão com motocicleta, levou cortes no braço, peito e cabeça, foi para a cidade de Amargosa cujo hospital transferiu o jovem para o HRSAJ, mas, até o momento ao procurar informações lhe dizem que a enfermeira nem seus auxiliares podem fornecer resposta, “meu filho está ‘entubado’ no Hospital Regional, então é uma situação de descaso muito grande, pois viemos de outra cidade para nos falarem algo sobre a situação do paciente e ninguém esclarece nada ou diz o que está acontecendo, quer dizer, depois a pessoa tem uma convulsão, morre e eles vão dizer que foi qualquer ‘ataque’, sem tomar providências. Tudo o que quero também é conseguir um exame de tomografia para meu filho a fim de saber do seu estado de saúde, porém até agora nada feito e chegando na portaria, os primeiros a me impedir de entrar são os porteiros. Queria saber sobre o médico que segundo a assistente social quando saiu não deixou informação nenhuma. Não é possível que desde terça-feira que ele se encontra no hospital não terem feito esse exame, o que eu quero é apenas uma informação para passar a família, apenas isso”, solicitou.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
31
Dez
Mães de bebês com microcefalia descartada respiram aliviadas
Postado por: Samile Macedo / 14:45h

Após uma viagem de quase seis horas de Itapetim, no sertão de Pernambuco, até a capital, Recife, sete mães cujos bebês tinham suspeita de microcefalia puderam respirar aliviadas – exames médicos descartaram a má-formação, associada ao vírus da zika, em seus filhos. Nos últimos dois meses, após a descoberta de uma epidemia de microcefalia que já atinge 20 Estados, 11 mães de Itapetim tiveram seus bebês recém-nascidos notificados como casos suspeitos e enfrentaram a angustiante espera por um diagnóstico definitivo. No último dia 27, dez mulheres foram, com seus bebês e acompanhantes, para a capital pernambucana, onde ficaram hospedadas na casa de apoio do município. Uma delas, menor de idade, optou por não ir fazer os exames na última hora. "Não havia prematuros, mas a maioria deles eram bebês pequenos para a idade gestacional e tinham um perímetro cefálico de 33 cm. Nesses casos, este perímetro é normal", diz a infectologista pediátrica Regina Coeli, que atendeu as mães. "Mas também temos que observar o ritmo de crescimento da cabeça das crianças. No caso dessas, a maioria está crescendo normalmente." A cabeça de um bebê cresce em média 2 cm por mês durante seus três primeiros meses de vida. No caso de mulheres que apresentaram manchas no corpo – sintoma mais característico da zika – durante a gravidez, foram pedidos tomografias e ultrassonografias das cabeças dos bebês, para conferir se há lesões no cérebro, além de outros exames. "A gente as deixou bem tranquilas, dissemos que queremos afastar as possibilidades por segurança. Mas como elas tiveram as manchas, queremos investigar um pouco mais, porque a cidade não tem tantas condições de fazer isso", esclarece a infectologista. Thamires Santos da Silva, de 22 anos, tinha acabado de dar à luz a filha Valentina – tinha um perímetro cefálico de 31 cm – e estava assustada quando falou à BBC Brasil. Ela também terá que retornar para mais exames em janeiro, mas diz estar menos preocupada após a consulta com Regina Coeli. "Disseram que ela não tinha nada, mas me pediram uma tomografia e um eletrocadiograma", diz. "Vou passar o Ano Novo mais tranquila, graças a Deus. Mas vou ficar mais quando fizer todos os exames que pediram." 

Comente agora
31
Dez
Casal é flagrado em 'cena quente' em telhado de prédio bomba na web
Postado por: Samile Macedo / 14:41h

Um casal foi filmado supostamente fazendo sexo no telhado de um edifício em Wenzhou, na China. Ao lado deles, aparece ainda a mensagem "HHL, eu te amo para sempre". O vídeo se transformou em viral nas redes sociais ao ser compartilhado no Weibo, rede social chinesa de microblogs semelhante ao Twitter. (G1)

Comente agora
31
Dez
Incêndios são controlados e trilhas da Chapada Diamantina são liberadas
Postado por: Samile Macedo / 14:37h

Após cerca de um mês uma série de incêndios florestais que atingiram o Parque Nacional da Chapada Diamantina, os brigadistas comemoram nesta quinta-feira (31) a extinção dos focos de incêndio na região. O fogo devastou algo em torno de 23 mil hectares do território. Com o fogo controlado, todas as trilhas da Chapada foram liberadas para visitação. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, desde o dia 21 de dezembro o órgão realiza o monitoramento da região, já que novos focos ainda podem surgir. As trilhas liberadas são as da região da cachoeira da Fumaça, no município de Palmeiras, além da Gruta do Lapão, em Lençóis, e das cachoeiras da Fumacinha e do Véu de Noiva, ambas acessadas por Ibicoara, "Em condições normais a fase de extinção de um incêndio no Parque Nacional ocorre em cerca de três dias. Nas condições atuais de altas temperaturas e ausência de chuvas observamos reignições mesmo uma semana depois dos incêndios serem debelados", afirma Anivaldo Chaves, analista ambiental do ICMBio, ao Jornal da Chapada.

Comente agora
31
Dez
Africanos mantêm domínio, vencem a São Silvestre e jejum brasileiro segue
Postado por: Samile Macedo / 14:30h

Cerca de 30 mil pessoas de 42 países correram a 91ª edição da tradicionalíssima São Silvestre por ruas e avenidas de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, último dia de 2015. Completar a prova festiva de 15km já é uma grande alegria para a maioria delas, mas são os africanos quem têm mais uma vez os maiores motivos para celebrar. Campeão da Maratona de Nova York deste ano, o queniano Stanley Biwott venceu a disputa masculina, com o tempo de 44min31s, e aumentou o jejum brasileiro que perdura desde 2010. Giovani dos Santos ficou com a quinta colocação. Dentre as mulheres, a seca nacional é ainda maior. Com o segundo triunfo seguido da etíope Ymer Ayalew, que fez o tempo de 54mins01, o jejum brasuca pode completar dez anos em 2016 – dentre as brasileiras, Sueli Pereira ficou com a quarta colocação e Joziane Cardoso foi a quinta. - Foi uma grande vitória. A corrida foi fantástica. É um percurso muito difícil, senti muito a umidade. Estou muito feliz por ser o campeão da São Silvestre 2015 - disse Biwott. É realmente uma tarefa dura conseguir correr os 15 mil metros no mesmo ritmo de quenianos e etíopes. As longas pernas do atletas dos países da África parecem motores fabricados para deixar o asfalto para trás o mais rápido possível. Quinto colocado no ano passado, Giovani dos Santos aproveitou a temperatura confortável de 24 graus e conseguiu ficar no pelotão de elite. Porém, antes mesmo de completar a metade da corrida, a feição do mineiro de 33 anos já indicava o quão duro seria lutar pela primeira vitória brasileira desde que Marílson dos Santos conquistou o tricampeonato, há seis edições. Na subida da rua Brigadeiro Luís Antônio, os africanos dispararam, e a disputa ficou restrita a eles.

Comente agora
31
Dez
Ex-lateral do Bahia é preso por desacato durante festa em Jequié
Postado por: Samile Macedo / 14:23h

O lateral-esquerdo Guilherme Santos foi preso na última quarta-feira (30), por desacato à autoridade, em Jequié. Após organizar uma festa, vizinhos teriam chamado a polícia, pois o som estava num volume alto. Com a chegada dos oficiais, o atleta teria desacatado um dos policiais, sendo detido. Após serem conduzidos para a 9ª Coorpin da cidade na madrugada, ele um amigo que também foi preso, foram liberados, na manhã desta quinta-feira (31). Ambos responderão um termo circunstanciado de ocorrência. Guilherme Santos tem 27 anos e é natural de Jequié. O atleta atuou no Bahia em 2014, quando foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Após passagem pelo Criciúma, atualmente ele está sem clube. (BN)

Comente agora
31
Dez
Veja os dez lugares mais contaminados dentro de casa
Postado por: Samile Macedo / 14:18h

Toalhas úmidas, escovas de dente sem escorrer, brinquedos espalhados pelo chão. Esses são alguns dos "ambientes perfeitos" para fungos e bactérias se multiplicarem dentro de casa. Segundo um estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS) em parceria com a Universidade de Barcelona para a empresa de limpeza Sanytol, os hábitos de limpeza que temos podem transformar uma casa em um lugar bastante propício para a transmissão de doenças. A pesquisa atestou que o banheiro é o local mais cheio de germes de uma residência. No entanto, ele também é o cômodo que se limpa com mais frequência e, sendo assim, muitas vezes acaba não sendo tão "perigoso" nesse aspecto quanto outros locais que ficam "esquecidos", apenas acumulando sujeira - e, consequentemente bactérias e outros tipos de micro-organismos. Por isso Maite Muniesa, que é representante do Departamento de Microbiologia da Universidade e liderou a pesquisa, chamou a atenção na apresentação dos resultados justamente para a falta de limpeza naquelas que chamou de "zonas esquecidas". A seguir, o ranking dessas zonas que podem colocar em risco a saúde dos moradores da casa.

1- Banheiro: Levando em consideração a função dos banheiros, não é muito surpreendente saber que eles estão no topo da lista. O estudo inclui uma pesquisa com mil famílias espanholas e, de acordo com os resultados dele, somente 56% faz uma limpeza diária nos banheiros. E apenas 32% os desinfeta. "Limpar o banheiro não é a mesma coisa que desinfetá-lo. Ter uma superfície limpa não é o mesmo que ter uma superfície sem contaminação", afirmou Muniesa.

2 - Esponjas e panos de cozinha: Segundo a pesquisa, a cozinha é outro local cheio de germes dentro de casa. A esponja úmida e sem escorrer é um local propício para proliferação de bactérias. Eles se concentram principalmente nas esponjas e nos panos. Segundo a especialista, eles não costumam ser lavados diariamente e, muitas vezes, ficam úmidos ao longo do dia, o que colabora para a proliferação dos germes. "Esses germes e bactérias podem ficar até duas semanas em uma esponja úmida", afirmou a pesquisadora. 

Comente agora
31
Dez
'Ela já havia sofrido muito': O caso do homem de 86 anos acusado de matar a mulher
Postado por: Samile Macedo / 14:11h

Um assassinato ocorrido na noite de 28 de dezembro na localidade de Walton-on-the-Naze, no Reino Unido, tem causado comoção e polêmica na Grã-Bretanha. Aos 86 anos, Ronald King está sendo acusado de matar a mulher, Rita King, de 81 anos, que sofria de demência, durante uma visita ao asilo em que ela vivia. Único suspeito pela morte, causada por um disparo à queima-roupa, o octogenário foi encontrado com a arma na mão, ainda quente, e balbuciando justificativas por ter supostamente acabado com a vida de sua companheira. Para os que conheciam o casal, Ronald amava muito a mulher, que sofria de demência, e "adorava o chão em que ela pisava". A história trouxe à tona mais uma vez os debates sobre questões polêmicas como a possibilidade de encerrar a própria vida e a eutanásia em casos de doenças de sofrimento prolongado. "Ele estava tremendo e balbuciando algo como 'já sofreu o suficiente, já sofreu o suficiente'. Dizia algo sobre ela não ser feliz", disse Julie Curtis, administradora do asilo. Para a polícia de Essex, trata-se de um caso atípico. "É uma investigação fora do comum", disse o delegado Simon Werrett ao jornal "Daily Mirror".

Tragédia e demência - Rita havia dado entrada no asilo De La Mer House há seis meses, e Ronald havia chegado ao local para se hospedar por uma semana, durante o feriado de Natal. "Parecia um casal lindo, mas estavam ficando cada vez mais doentes", disse uma vizinha ao jornal britânico The Guardian. Outros vizinhos relataram, ao longo do tempo, que Rita parecia sofrer de algum tipo de demência e que Ronald tinha muita dificuldade em caminhar. 

Comente agora
31
Dez
Brasileiro tuíta 54% a mais do que o resto do mundo, diz pesquisa
Postado por: Samile Macedo / 14:06h

É muito assunto! É muito meme! É muito tweet! Em 2015, os brasileiros produziram 6,2 bilhões de mensagens na rede social, Twitter. Fazendo as contas, chega-se a uma média de 30,6 postagens por pessoa. Muito acima da média mundial de 19,5 tweets por cada um dos 7,4 bilhões de habitantes da Terra, de acordo com um levantamento inédito da consultoria Bites. Os números foram divulgados pelo colunista Lauro Jardim, neste dia 31. O Twitter se consolidou com uma das redes sociais preferidas dos internautas brasileiros. Entre os destaques do micro-blog estão comentários sobre atrações televisivas e informações sobre esportes. (R7)

Comente agora
31
Dez
Mais de mil chinesas desfilam de biquíni por vaga de comissária de bordo
Postado por: Samile Macedo / 14:03h

Mais de mil jovens chinesas participaram de um processo seletivo para vagas de comissária de bordo. O que surpreendeu foi o traje exigido pelo RH da empresa: as candidatas tiveram que desfilar de biquíni. De acordo com o "People's Daily Online", jornal do Partido Comunista Chinês, as jovens foram tratadas como modelos porque é exigido que elas "sejam elegantes, magras, tenham voz suave e não apresentem marcas na pele". Também foi exigido que as candidatas tenham diploma de ensino médio e altura mínima de 1,67m (aparência excepcional pode deixar de lado essa exigência). Jovens de Shandong, Hebei, Shanxi, Anhui, Jiangsu and Jilin compareceram ao processo seletivo em Qingdao, no nordeste da China. (O Globo)

Comente agora
31
Dez
Cerca de 17 mil pessoas devem passar pela rodoviária de Salvador no último dia do ano
Postado por: Samile Macedo / 13:57h

Cerca de 17 mil pessoas devem sair da capital baiana pela rodoviária de Salvador nesta quinta-feira (31). O movimento no terminal rodoviário foi intenso durante toda a manhã e, segundo o coordenador de fiscalização da Agerba, Abdul Ramid, os principais destinos procurados pelas pessoas que querem curtir o Réveillon são as cidades do Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador. Por conta da escolha, o maior movimento de passageiros é na plataforma A. Cerca de 300 linhas extras, além das 540 oficiais estão disponibilizadas para quem quer sair da cidade. A última linha sairá hoje às 23h59. O movimento de chegada à Salvador também está forte. Ainda de acordo com Ramid, o público está sendo atraído por conta da programação de shows gratuitos montada pela prefeitura. O agente de portaria, Givaldo Santos Matias, 37 anos, decidiu ir para Cabuçu passar a virada do ano com a família. Ele comprou a passagem antecipada e achou o movimento moderado na hora de embarcar. Já Félix Santos de Almeida, 37, que foi sozinho para Iaçu, não curtiu a agitação do embarque. "Estava trabalhando, só deu pra ir hoje. Está um pouco tumultuado", avaliou. As amigas Laiane Carvalho, 20, e Kalila Oliveira, 22, estão indo pela primeira vez para Subauma. Elas deixaram para viajar hoje para esperar outras pessoas que estavam trabalhando até esta quarta-feira (30). Está um pouco agitado, mas está tranquilo. É o normal de final de ano", disse Kalila. (Correio)

Comente agora
31
Dez
Fim de ano nem sempre é motivo de alegria; veja o motivo
Postado por: Samile Macedo / 13:55h

Nesta época de confraternização, as famílias costumam se reunir, comemorar as vitórias e começar a planejar o ano que virá. Mas, esse momento de alegria não é unânime e algumas pessoas, ao fazer um balanço de conquistas e perdas, podem sentir frustração, desânimo e, até mesmo, desencadear um quadro de tristeza profunda que pode culminar em uma fase depressiva. “O que ocorre é que algumas pessoas podem observar a passagem do ano e sentirem-se tristes ou insatisfeitas com o progresso e ganhos durante o ano. Essa insatisfação pode ser vista pelo sujeito como um ‘fracasso’, gerando baixa autoestima e, junto a isso, o surgimento de uma depressão. É importante lembrar que não se pode considerar qualquer tristeza como depressão. A tristeza é um sentimento normal para qualquer pessoa, e a depressão é um transtorno de humor, que gera prejuízos ao psíquico e ao comportamento do indivíduo”, esclarece o psicólogo do Hapvida Saúde, André Assunção. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde, cerca de 11 milhões de pessoas no Brasil têm depressão, e, deste total, 5% estão no Nordeste. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa é a segunda doença mais incapacitante do mundo e, até 2020, será a primeira. Ao todo, mais de 340 milhões de pessoas sofrem do transtorno psicológico e, por ano, 850 mil pessoas com depressão em seu estágio mais grave cometem suicídio. O psicólogo explica que quando há, na família, no ciclo de amigos, alguém passando por situação semelhante, é preciso ajudar e não a procura por tratamento, mas apresentar as alternativas para a melhora.

Comente agora
31
Dez
Eleições terão voto impresso a partir de 2018
Postado por: Samile Macedo / 13:50h

Nas próximas eleições para presidente, governadores, senadores e deputados, em 2018, a votação continuará sendo eletrônica, mas os votos serão impressos. Essa modalidade de comprovação da votação foi aprovada duas vezes pelo Congresso Nacional — uma quando da reforma Política e outra quando derrubou o veto da presidente Dilma Rousseff. Ao chegar da Câmara dos Deputados ao Senado em julho, o PLC 75/2015, que deu origem à Lei 13.165/2015, já previa a obrigatoriedade de impressão do voto. No entanto, a Comissão da Reforma Política atendeu a uma recomendação do Tribunal Superior Eleitoral, acabando com essa exigência. Os técnicos do TSE argumentaram que imprimir votos é muito caro. Quando a proposta chegou ao Plenário do Senado, em setembro, um grupo de senadores capitaneado por Aécio Neves (PSDB-MG), propôs a retomada da impressão do voto. Aécio disse ser importante que o processo de votação não fosse concluído até o momento em que o eleitor pudesse checar se o registro impresso é igual ao mostrado na urna eletrônica. "É um avanço considerável e não traz absolutamente nenhum retrocesso. Trará tranquilidade à sociedade brasileira. E acho mais ainda: a própria Justiça Eleitoral deveria compreender isso como um avanço em favor de uma transparência cada vez maior dos pleitos", declarou Aécio. A maioria dos senadores apoiou a emenda apresentada por Aécio e quando o PLC 75/2015 voltou para a Câmara os deputados decidiram manter a impressão do voto. Só que a presidente Dilma Rousseff fez avaliação distinta. Ela ouviu do TSE que a impressão custaria R$ 1,8 bilhão e vetou essa parte do projeto da reforma política. 

Comente agora
31
Dez
Cartilagem cultivada em laboratório poderá reconstruir partes do corpo
Postado por: Samile Macedo / 13:46h

Pacientes que precisam de cirurgia para reconstruir partes do corpo, como nariz e orelha, poderão muito em breve fazer um tratamento usando cartilagem cultivada em laboratório, de acordo com cientistas britânicos. O processo envolve o cultivo de células de uma pessoa em uma incubadora. Essas células, então, são misturadas a um líquido e depois impressas em 3D no formato gelatinoso do órgão necessário. Depois disso, coloca-se essa "gelatina" em uma incubadora novamente para que ela possa crescer novamente até que fique pronta. Pesquisadores em Swansea, no País de Gales, afirmam que a expectativa é poder usar esses "tecidos" criados em laboratório em humanos em torno de três anos. "Usando uma explicação simples, nossa ideia é recriar tecidos usando células humanas", disse Iain Whitaker, cirurgião plástico que participa da pesquisa.

Procedimento - "Estamos tentando imprimir estruturas biológicas usando células humanas e providenciando o ambiente certo e o tempo certo, para que possam se desenvolver em tecidos que eventualmente possam ser utilizados em seres humanos." "Seria útil para reconstruir partes do corpo perdidas, como partes do nariz ou da orelha e até mesmo partes maiores do corpo, como ossos, músculos e vasos sanguíneos", afirmou. A equipe de cirurgiões está trabalhando em parceria com cientistas e engenheiros que construíram uma impressora 3D especificamente para esse tipo de trabalho. Whitaker, que é chefe de cirurgia plástica e reconstrutiva na Escola de Medicina da Universidade de Swansea, explicou que o projeto começou em 2012, mas a pesquisa nessa área já acontece há mais de 20 anos. A ideia, segundo ele, é testar os tecidos cultivados em laboratório em animais. Depois, será preciso passar por um processo de ética antes de aplicá-los em seres humanos. "A boa notícia para o futuro é que, se nossa pesquisa for bem sucedida, em dois meses seria possível recriar uma parte do corpo que não existia mais, sem ter que fazer isso retirando tecido de outra parte do corpo, causando defeito ou cicatriz em outros lugares", afirmou. 

Comente agora
31
Dez
Na primeira sexta do ano, Igreja do Bonfim tem 10 missas; veja programação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:42h

Dez missas marcam a primeira sexta- feira do ano na Basílica de Nosso Senhor do Bonfim. Localizada no Alto da Colina, na Cidade Baixa de Salvador, a Igreja é de encontro e fé de milhares de baianos e turistas. As missass erão presididas pelos padres João de Deus e Antônio Xavier. Os horários são: 06h, 07h,8h,9h,11h,12h,14h,15h,17h e 18:30 - as duas últimas, missas campais celebradas por padre Edson Menezes, reitor do santuário. O público pode conferir também a Porta da Misericórdia, que foi aberta no final da tarde do último domingo (13). O ritual prevê o perdão para aqueles que estão arrependidos de seus pecados. Nesta sexta (1), a porta estará funcionando das 5h30 até às 21h.

Confira a programação divulgada pela Arquidiocese de Salvador:

- Dia 28.02.16 – Caminhada Penitencial saído da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia para a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

- Dia 30.07.16 – Simpósio Teológico sobre a Misericórdia, destacando os aspectos: bíblico, social, espiritual e teológico. Locais: Salvador, Ilha de Itaparica e Recôncavo.

- Dia 10.09.16 – Chegada e acolhida da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida no aeroporto de Salvador.

- Dia 11.09.16 – Missa na Arena Fonte Nova, no turno vespertino, iniciando as comemorações dos 300 anos que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Rio Parnaíba.

Comente agora
31
Dez
Após ser reempossada, Tania Britto volta à prefeitura de Jequié em clima de festa
Postado por: Samile Macedo / 13:30h

Após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a prefeita de Jequié, Tânia Britto (PP), retornou ao cargo em clima de festa. De acordo com o site Jequié Reporter, depois de assinar a reintegração de posse na 2ª Vara Cível, a prefeita retornou ao seu gabinete, acompanhada pelo deputado federal, e ex-marido, Roberto Britto, secretários, vereadores de sua base aliada, funcionários e simpatizantes. “Nossa tese principal exposta ao Tribunal de Justiça, apontou a ausência dos requisitos autorizadores para concessão da medida cautelar de afastamento da gestora”, explica o advogado de defesa da prefeita, Eraldo Passos. Segundo o ele, a norma contida na lei de improbidade permite o afastamento somente após o trânsito em julgado da decisão. “Em casos excepcionalíssimos se ela estiver embaraçando a instrução processual, no caso específico nos autos não ouve da parte da Dra. Tânia nenhum ato tendente a embaraçar o processo, de modo que não estariam presentes os requisitos para que ela fosse afastada naquele momento, sobretudo por ainda estarmos no prazo para responder a ação através da manifestação preliminar, que nesse caso sequer foi observado”, conclui. Apesar da intervenção de Roberto Britto (PP) junto ao presidente do TJ-BA, desembargador Eserval Rocha, ter revertido o afastamento por denúncias de irregularidades na educação do município, a prefeita ainda sofre processo de impeachment na Câmara de Vereadores de Jequié. (BN)

Comente agora
31
Dez
Facebook acusa o site brasileiro 'Faccebooque' de cópia e cobra US$100 mil
Postado por: Samile Macedo / 13:25h

É quase Facebook, mas não é. O Facebooque nunca foi rede social, mas é azul, tem domínio .com.br e funciona como um site de classificados, com compra e venda de produtos usados. O Facebook quer o Facebooque fora do ar, acusa cópia e aproveitamento da sua marca, fruto de um sucesso meteórico em dez anos. Mais que isso, quer a aplicação de uma multa de US$ 100 mil, baseada nas leis dos Estados Unidos. Por aqui, o processo segue esquentando, com o Facebooque acusando o gigante Facebook de intimidação. O dono também não é o americano Mark Zuckerberg, e sim um brasileiro, Paulo Roberto Mendes. E a história é parecida com a do Faceglória, rede social cristã, criada por evangélicos no Brasil, que surfa na onda do "site Face". Este, presta exatamente o mesmo serviço, tem visual também muito parecido e termos de uso para lá de curiosos.

Registro BR e INPI - Mendes, que responde pela PRM Comercio de Informática e Serviços (criadora do site), começa sua defesa dizendo que tem um registro legítimo feito no Registro.br (empresa que registra os domínios para websites no Brasil). “Quando fomos acionados, questionamos o Registro BR. Disseram que todo nome liberado por eles não tem nenhum vínculo com nenhuma marca existente”, disse. Questionados pelo TechTudo, tanto o Registro.br (que trabalha com registros de nomes de domínios .com.br) quanto o INPI informaram que ter um documento com a marca/nome não automatiza o processo de posse. Ou seja, ambos estão sujeitos a protestos por parte dos reais detentores das marcas e são julgados por instituições e especialista, antes de ser batido o martelo. Ao INPI, no dia 9 de janeiro, o Facebook enviou um documento pedindo o deferimento da marca com "QUE". 

Comente agora
31
Dez
Homem é encontrado morto com 25 tiros na BA-526
Postado por: Samile Macedo / 13:17h

Um homem foi encontrado morto dentro de um carro na manhã desta quinta-feira (31) com 25 tiros em várias partes do corpo e com as mãos algemadas na BA-526, na estrada CIA-Aeroporto. Segundo informações da polícia, Alexandro Santana Costa, 32 anos, morava com a mãe e dois filhos e estava em casa na tarde desta quarta-feira (30) no bairro de São Cristóvão, localidade do Planeta dos macacos quando foi levado por um grupo de homens armados. A mãe da vítima informou que estava no momento em que o filho foi sequestrado e presenciou o momento em que Alexandro foi colocado dentro de um celta prata e em seguida ouviu os disparos. Segundo a delegada Marilene Lemos, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Alexandro foi atingido na barriga, cabeça, braços e costas. Ele tinha passagem na polícia por roubo de carro e havia sido preso em 2012. A polícia ainda está investigando o motivo e autoria do crime, em entrevista ao Correio o irmão da vítima disse temer a própria vida. "Eu sou o único irmão dele, cheguei aqui agora e vi o corpo do meu irmão. Minha mãe tá em choque, minha família toda tá em choque. Agora minha cabeça está a prêmio. Vou ter de me mudar. Não sei se foi polícia ou quem foi", disse o irmão, que preferiu não quis se identificar. (Metro1)

Comente agora
31
Dez
Homem cria grupo no WhatsApp com as ex-namoradas e provoca confusão
Postado por: Samile Macedo / 13:10h

Os grupos no WhatsApp podem ser divertidos e uma maneira de reunir amigos e familiares. Mas um cara de pau, conhecido apenas como Tom, foi além: ele reuniu suas quatro ex-namoradas numa conversa na noite de Natal. Pelo possível efeito do álcool, ele não mediu as palavras ao iniciar o bate papo. “Feliz Natal, garotas! Pensei que vocês gostariam de dividir algumas memórias sobre mim, umas com as outras, já que estou muito sozinho esta noite”, disse Tom. Lisa, Bella e Steph não ficaram tão felizes com a brincadeira, principalmente quando Tom ironiza o pouco tempo que se relacionou com uma das parceiras. “Vai se f*, Tom. Sério. Você é um nojento”, disse Bella. “Você acha que isso é engraçado? Me colocar num grupo com uma mulher com quem eu sei que você dormiu enquanto ainda estávamos juntos?”, completou a garota. “Diga o que quiser, mas Tom me disse que vocês não estavam mais juntos”, respondeu Steph ao ser citada na conversa. Gemma, uma ex da época da escola e ainda amiga de Tom, levou na esportiva e não conteve as risadas. “Meu Deus, Tom. Você me mata de rir.” A conversa foi compartilhada e tornou-se um viral nas redes sociais e nos sites de noticias internacionais. (iG)

Comente agora
31
Dez
Homem morre carbonizado dentro de residência em Feira de Santana
Postado por: Samile Macedo / 13:06h

Um homem, cuja identidade ainda não foi confirmada, foi encontrado morto por volta das 23h30 de quarta-feira (30) em uma residência na Rua Natal, no bairro Queimadinha, em Feira de Santana. Segundo informações do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo estava carbonizado e a casa em chamas. Não há, até o momento, outras informações sobre o caso que já está sendo investigado pela Polícia Civil para saber se foi um acidente ou homicídio. Segundo a polícia, o corpo pode ser de Luís Carlos Pereira Santos. O incêndio foi controlado. (Acorda Cidade)

Comente agora
31
Dez
Por causa de rato, voo da Air Índia é obrigado a dar meia-volta
Postado por: Samile Macedo / 12:59h

Um avião fazendo a rota de Mumbai (Índia) a Londres foi forçado a retornar no meio da viagem quando um rato foi visto a bordo, segundo a mídia local. O voo AI 131, que ia para o Reino Unido na quarta-feira, estava voando sobre o Irã quando uma pessoa a bordo disse ter visto o roedor. De acordo com o site BBC, os passageiros continuaram sua jornada em outra aeronave algum tempo depois. A companhia aérea Air India afirmou que o avião será dedetizado e que a presença do rato está sendo investigada. Ocasionalmente, ratos podem entrar em aviões juntamente com os alimentos ou outros suprimentos. Os roedores podem representar um perigo técnico – além de ameaça à saúde – caso comecem a morder fios elétricos. A empresa disse que, "apesar de a presença do roedor não ter sido confirmada", a decisão de abortar o voo foi por precaução e pensando na segurança dos passageiros. Este não é o primeiro relato da presença de um rato em um avião da Air India no ano. Em julho, uma de suas aeronaves teve que retornar para Nova Déli durante um voo para Milão, também por causa de um animal. É mais um golpe na imagem da empresa estatal, que teve que cortar gastos para melhorar sua saúde financeira. No início de dezembro um técnico da Air India foi sugado pela turbina de uma aeronave e morreu no aeroporto de Mumbai.

Comente agora
31
Dez
Mãe pode ter jogado recém-nascida de janela de hospital; bebê morreu
Postado por: Samile Macedo / 12:38h

Uma recém-nascida que teria sido abandonada pela própria mãe no saguão de um hospital em Campanha (MG) morreu no final da manhã desta quinta-feira (31). Segundo a Polícia Militar, o bebê estava sendo levado para o Hospital Regional de Varginha (MG), mas não resistiu. A menina nasceu prematura, com 7 meses. A mãe da criança está detida na delegacia da cidade. De acordo com a Polícia Militar, os fatos que levaram a morte do bebê ainda são confusos. Conforme o relato da mãe, Fernanda Simone Pinheiro, de 26 anos, ela teria procurado o pronto-socorro com fortes dores. A mulher alegou aos militares que deu à luz ao bebê no banheiro do hospital. Ela disse também que não sabia que estava grávida e se assustou. Ainda de acordo com a mãe, ela achou que a menina estivesse morta, tampou o corpo com papel higiênico e a jogou no lixo. No entanto, uma enfermeira do hospital contou outra versão à polícia. Ela disse que a menina foi encontrada no saguão do hospital e que a mãe teria jogado o neném pela janela. A recém-nascida foi encontrada por volta das 7h, mas morreu ao ser transferida para Varginha. O corpo foi levado para o IML de Campanha. Já a mãe foi presa em casa e vai ser levada para a Delegacia de Três Corações (MG). (G1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com