As comentadas


Bom dia , Segunda-feira, 20/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

28
Abr
Homem é preso com crack e revólver em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 16:30h
Dois dias depois de completar 20 anos de idade, o traficante William de Jesus Oliveira foi preso por investigadores da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Santo Antônio de Jesus, com uma pedra de crack, pesando cerca de 300 gramas, e um revólver de calibre 38, municiado, nesta sexta-feira (25), no bairro Amparo, naquela cidade. William vinha sendo investigado pela polícia e acabou sendo flagrado com o crack, a arma, dois “papelotes” contendo cocaína, uma “trouxinha” de maconha, e uma balança de precisão, além de R$ 36, em dinheiro. Autuado em flagrante, William ficará custodiado na carceragem da 4ª Coorpin/SAJ, à disposição da Justiça. (Ascom-PC)
Comente agora
28
Abr
Delegada reage a assalto em MG e diz: "comigo é tiro, porrada e bomba"
Postado por: Letícia Oliveira / 16:26h

"Bateu de frente comigo é tiro, porrada e bomba". Foi assim que a delegada Rosely Baeta Neves, aposentada da Polícia Civil mineira, descreveu em seu Facebook a reação que teve quando um assaltante tentou levar seu carro no bairro Palmares, em Belo Horizonte, na quinta-feira (24). A mensagem, que deu o que falar, é um trecho da música "Beijinho no Ombro", hit da funkeira Valesca Popozuda. Em entrevista ao UOL, nesta segunda-feira (28), Rosely comentou o episódio e, apesar de enaltecer sua reação, desaconselhou qualquer pessoa a seguir seus passos e reagir a um assalto. "Eu tenho 27 anos de carreira policial. Eu estou acostumada a enfrentamentos. A única coisa na qual pensei foi: eu vou agir no momento oportuno. Eu mantive a calma", disse ela, que se aposentou há oito meses. "Eu não aconselho a ninguém a reagir. O bandido, quando age, está disposto a matar ou morrer." "Ninguém deve reagir. Quem tem o dever disso somos nós, policiais pagos para proteger a sociedade", completou ela. A delegada contou que um homem desceu de uma moto e apontou uma pistola ponto 40 para a sua cabeça, quando ela chegava em casa dirigindo seu carro, um utilitário da marca Mitsubishi. Ela então desceu do carro e se identificou como policial, o que teria assustado o homem, que correu e atirou na direção de Rosely. Ela também atirou, ele fugiu.

Um comentário
28
Abr
Julgamento do mensalão foi técnico, dizem ministros do Supremo
Postado por: Letícia Oliveira / 16:23h
Os ministros Marco Aurélio Mello e Carlos Ayres Britto, que participaram do julgamento do mensalão, defenderam nesta segunda-feira (28) a decisão do Supremo Tribunal Federal de condenar 25 dos 37 réus no processo do mensalão. Em entrevista à emissora de TV portuguesa RTP, na última sexta (25), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o julgamento “teve 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica”. A declaração foi dada ao ser indagado pelo repórter sobre o impacto da condenação de políticos petistas nas eleições deste ano. O ministro aposentado Ayres Britto, que presidiu o Supremo na primeira etapa do julgamento do mensalão, afirmou ao G1 que não se pode contestar a “legitimidade” da decisão da Corte. “Pode-se concordar ou não concordar com a justiça material do julgamento, não, porém, com a legitimidade dele. Como os demais julgamentos penais processados pelo Supremo, a Ação Penal 470 foi instaurada, instruída, e julgada no rigor dos termos jurídicos positivos.” Para Britto, todo o processo de tramitação do ação  penal do mensalão foi “técnica” e transparente. “Vale dizer, tudo com total publicidade, observância do contraditório probatório-argumentativo e fundamentação tão explícita quanto técnica de todos os ministros da Casa. Fundamentação à luz da prova dos autos, portanto. É só rever a cobertura internetizada, radiofônica e televisionada das sessões de julgamento, assim como reler os votos de cada ministro”, frisou.
Comente agora
28
Abr
Em dez anos, triplica o número de mortes por obesidade no país
Postado por: Letícia Oliveira / 16:21h

O número de brasileiros mortos por complicações diretamente relacionadas à obesidade triplicou em dez anos, aponta levantamento feito pelo Estadão Dados. Em 2001, foram 808 óbitos, cerca de um terço dos 2.390 casos  registrados em 2011 – último ano com dados disponíveis. Além disso, dobrou a taxa de mortos por 1 milhão de habitantes: no mesmo período, a relação foi de 5,4 para 11,9 segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Os números consideram mortes em que a obesidade foi apontada como causa no atestado de óbito. Segundo especialistas, como o excesso de peso é fator de risco para diversos tipos de doenças, como câncer e diabete, o número de vítimas indiretas da obesidade é ainda maior. "As causas mais comuns de morte relacionadas à obesidade são as doenças cardiovasculares, como o enfarte e o acidente vascular cerebral (AVC). Sabemos, porém, que ela também está relacionada a muitos outros problemas, como apneia do sono, insuficiência renal e vários tipos de câncer", afirma o endocrinologista Mario Carra, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Para o MS, os dados são reflexo de um  “epidemia de obesidade” que o Brasil vive. "Outros países viveram isso primeiro, com alto consumo de alimentos industrializados e sedentarismo.

Comente agora
28
Abr
Deputados analisam parecer que exige contribuição da CBF em financiamento de esporte
Postado por: Letícia Oliveira / 16:18h

Pela quarta vez, a comissão especial da Câmara dos Deputados tentará analisar o relatório sobre o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte – PLs 5201/13 e 6753/13). Uma reunião está marcada para esta terça-feira (29) para que os deputados discutam e cheguem a um acordo a respeito do parecer do relator, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ). Pelo texto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma entidade privada, passará a contribuir financeiramente para o desenvolvimento do esporte estudantil no País. De acordo com o relatório, o futebol nacional será declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e a comercialização de patrocínios que envolvem a modalidade é considera de “especial interesse público”. Na prática, o parecer estabelece que a instituição que exerça atividade de representação do futebol brasileiro, no País e no exterior, tenha os contratos de patrocínio auditados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sempre que solicitado pelo Executivo ou por membro do Poder Legislativo.

Comente agora
28
Abr
"Coisa de louco", diz ministro sobre declaração de Lula
Postado por: Letícia Oliveira / 16:16h

“É troço de louco”, foi assim que o ministro do Supremo Tribunal Federal , Marco Aurélio, espantosamente recebeu a declaração feita por Luiz Inácio Lula da Silva a uma TV portuguesa, ao dizer que 80% do mensalão eram questão política. O ministro ficou atônito e até perguntou “como ele tarifou  isto”. Por Marco Aurélio vê-se como foram  recebidas no STF as declarações feitas na entrevista do ex-presidente, que disse, também, que os 20% restantes eram questões jurídicas. Marco Aurélio afirmou esperar que a sociedade não entenda tais declarações como corretas e, mais ainda, que, no seu entendimento, “trata-se de um direito de que Lula tem de espernear.”

Comente agora
28
Abr
Na BA, pais de Daniel Alves falam da atitude do filho: 'Se reagir, atinge'
Postado por: Letícia Oliveira / 16:14h

"Não é só macaco que gosta de banana não. E o que é que tem o macaco? Esse preconceito é besteira. Eu encaro isso aí como uma pessoa que não tem o que fazer e quer aparecer". Assim o agricultor Domingos Alves, de 64 anos, resumiu sua forma de encarar o episódio envolvendo o filho Daniel Alves, lateral direito do Barcelona. Durante partida contra o Villarreal, o jogador baiano comeu uma banana que foi jogada em campo por um torcedor. "Eu sempre disse a Daniel que tudo o que vier para atingir, inclusive as críticas, a gente não reage. Se reagir, atinge. Se não reagir, acaba. Quando vi aquilo [cena em campo], pensei: Meu Deus, ele ainda lembra do que ensinei. É um tapa na cara do preconceito", contou dona Lúcia Ribeiro, mãe do lateral. A família do jogador ainda mora na cidade de Juazeiro, região norte da Bahia, onde Daniel nasceu e morou até a adolescência. Mantendo residência no município, o agricultor possui uma plantação de frutas. "Eu planto manga, coco, melão, melancia, maracujá e agora vou plantar banana. Já estava com a ideia, e depois dessa história, vou plantar banana. Até já encomedei as mudas. [A fruta] Vai ficar mai cara e melhor de trabalhar com ela", brinca o agricultor."Preconceito é muito difícil de acabar porque quando não é de uma coisa é de outra. Falam se a pessoa não se veste bem, se é pobre, se é negro", opina.

Comente agora
28
Abr
Homenagem ao dançarino morto do 'Esquenta' recebe críticas na internet
Postado por: Letícia Oliveira / 16:12h

Regina Casé e seu "Esquenta" homenagearam o dançarino DG, morto na última semana na comunidade do Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro. Com a participação da mãe do rapaz, Maria de Fátima Silva, a apresentadora chorou e levou a plateia com vários famosos, como Carolina Dieckmann, Preta Gil e Fernanda Torres, às lágrimas ao falar sobre a forma alegre de como DG encarava a vida. Regina ainda sugeriu as hashtags "A vida é sagrada" e "Eu não mereço ser assassinado" para um protesto nas redes sociais. Muita gente, porém, criticou o programa por meio do Twitter, Facebook e Instagram relembrando crimes contra inocentes que não tiveram tanta repercussão e até questionando as supostas amizades de DG. "Ninguém merece é endeusar uma pessoa com caráter megaduvidoso! Chega de hipocrisia!", escreveu uma internauta no Instagram de Preta Gil, depois que a cantora publicou uma foto nos bastidores do programa.

Comente agora
28
Abr
Suplemento de testosterona aumenta risco de derrame
Postado por: Letícia Oliveira / 16:07h

O número de prescrições para suplementos de testosterona saltou em todo o mundo na última década. Mas há receios de que o medicamento esteja sendo usado mais do que necessário e não seja seguro para a saúde. Há um ponto na vida de um homem em que ele começa a se sentir desanimado. Cansado, mal humorado, apático. Nos Estados Unidos, os canais de TV estão repletos de anúncios de homens bonitões de meia idade com cabelo grisalho, cansados demais para jogar basquete e impacientes até quando estão em um encontro romântico com uma linda mulher. Este anúncios estão vendendo uma nova doença para o público: "Baixa T" ou baixos níveis de testosterona - o hormônio produzido nos testículos, responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas normais. A síndrome até ganhou seu próprio site, isitlowt.com, criado pela empresa framacêutica Abbvie, em que homens podem completar um quiz com perguntas do tipo: "Você está triste e/o mal humorado? Está com falta de energia? Você fica sonolento após o jantar?" Isso pode parecer com quase todos os homens de meia idade que você conhece, mas se os usuários do site respondem "sim" à maioria das perguntas, são orientados a conversar com seu médico. (BBC)

Comente agora
28
Abr
Lula será candidato à presidência pelo PT, afirma colunista
Postado por: Letícia Oliveira / 15:59h

A presidente Dilma Rousseff não deve se candidatar à presidência novamente. Ao invés dela, o ex-presidente Lula deve representar o PT na disputa pelo cargo que acontece em outubro deste ano, segundo indica a colunista Joyce Pascowitch, no site Glamurama. De acordo com a jornalista, Lula falou com amigos próximos neste final de semana que deve se candidatar à presidência mais uma vez. Eleito presidente em 2001 e 2005, Luiz Inácio Lula da Silva tentaria exercer o cargo pela terceira vez. Ainda segundo Joyce Pascowitch o nome de Lula é bem visto dentro do PT. No entanto, em entrevistas recentes o ex-presidente nega que vá disputar a presidência e garante que vai apoiar Dilma Rousseff. No último final de semana, ele teve uma crise de labirintite e passou a noite em um hospital de São Paulo.

Comente agora
28
Abr
Torcedor que atirou banana em Daniel Alves é identificado e banido de estádio
Postado por: Letícia Oliveira / 15:56h

Nesta segunda-feira (28), o Villarreal se pronunciou emitindo um comunicado sobre o caso de racismo sofrido pelo brasileiro Daniel Alves, durante partida do Barcelona contra a equipe. Segunda direção do Villarreal, o torcedor que atirou uma banana no brasileiro foi identificado e banido das partidas do Submarino Amarelo. O torcedor não teve sua identidade revelada, mas se trata de um sócio do clube e não poderá mais assistir aos jogos no estádio El Madrigal. 

Confira o comunicado do Villarreal: 

"O Villarreal quer comunicar que lamenta profundamente o incidente ocorrido ontem na partida contra o Barcelona em que um torcedor atirou um objeto sobre o campo de jogo do estádio El Madrigal. Graças as forças de segurança e a inestimável colaboração exemplar da torcida amarela, o clube já identificou o autor e decidiu retirar seu carnê e proibir seu acesso ao estádio El Madrigal. O Villarreal volta a manifestar sua firme vocação ao respeito, igualdade e o jogo limpo, tanto fora como dentro de campo, e rechaça qualquer ato que vá de encontro desses princípios, como a violência, o racismo e a xenofobia".
Comente agora
28
Abr
Rapper sobe ao palco e agride Projota em show no interior de SP
Postado por: Letícia Oliveira / 15:53h
No último sábado (26), o rapper Zap-San subiu ao palco de um show do cantor Projota, a quem tentou agredir com socos e pontapés. Contido por seguranças, ele foi retirado rapidamente do local, uma casa noturna em Indaiatuba. Fãs filmaram a cena. A briga aconteceu após os dois rappers não chegarem a um acordo sobre uma música que gravaram em parceria, “Frases”, que deveria fazer parte do primeiro disco de Zap-San, “A importância disso”. Os dois músicos usaram seus perfis no Facebook para falar sobre o assunto e trocaram acusações e críticas. Segundo Zap-San, que aproveitou o texto para comunicar que desistiu de lançar o álbum em CD, o problema surgiu por que Projota se negou a assinar o contrato que liberaria a inclusão da música. Já o rapper agredido justifica que pediu que algumas cláusulas fossem alteradas, mas, como isso não aconteceu, realmente se recusou a assinar o documento, seguindo orientação de seu advogado. De acordo com Zap-San, ele chegou a encomendar mil cópias do disco, pelas quais pagou R$ 3 mil. Mas, após mais de um mês de espera, não conseguiu a assinatura de Projota. Ele diz ainda que outros 13 convidados liberaram suas faixas nesse período, mas Projota não quis sequer recebê-lo, encaminhando seus pedidos a assessores. Por outro lado, Projota explica que não concordou com o contrato por que este determinava que ele abriria mão de seus direitos de edição, excluindo seus créditos como coautor. Segundo o rapper, ele então pediu ao colega que alterasse o documento.
Comente agora
28
Abr
Paróquia de Varzedo realizou Ordenação Clerical; veja as fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:48h

Com quase 38 anos de existência, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Varzedo celebrou pela primeira vez uma Ordenação Clerical. Neste último domingo (27) às 9h da manhã, foi realizada a cerimônia de Ordenação Diaconal do seminarista Anderson Aparecido diante de um público superior a 700 pessoas, formado por leigos da diocese de Amargosa e da Arquidiocese de São Salvador, que se manteve atento e orando durante as 2h, tempo que durou a celebração. Esteve presente além do clero diocesano de Amargosa e do seu Pastor Dom João Nilton, o arcebispo metropolitano de Porto Velho - RO; Dom Esmeraldo Barreto de Farias, que se incumbiu da homilia. A cerimônia marca uma fase importante para o ministério ordenado da Igreja Católica, o diaconato é o ultimo passo para se chegar ao sacerdócio, que para Anderson Aparecido, deve acontecer ainda este ano na Paróquia de São Benedito, em Santo Antônio de Jesus.

  1. Reportagem e Fotos Voz da Bahia - José Raimundo

Um comentário
28
Abr
ONU lança campanha pela igualdade de direitos da população LGBT
Postado por: Letícia Oliveira / 15:46h
A Organização das Nações Unidas (ONU) lança hoje (28), em São Paulo, uma campanha para promover a igualdade e o respeito aos direitos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A campanha "Livres e Iguais" é uma parceria com a prefeitura de São Paulo e faz parte das atividades do Mês do Orgulho LGBT da capital paulista. A intenção é aumentar a conscientização das pessoas sobre a violência e a discriminação homofóbica e transfóbica e promover mais respeito pelos direitos da população LGBT. Segundo a prefeitura, a campanha vai defender a necessidade de reformas legais e na educação pública para o combate à homofobia. Criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh) em parceria com a Fundação Purpose, a iniciativa foi lançada mundialmente em julho do ano passado e chega agora ao Brasil. Além da campanha, a ONU lançou uma cartilha sobre o tema da campanha, disponível no site www.onu.org.br/img/2013/03/nascidos_livres_e_iguais.pdf.
Comente agora
28
Abr
Topless, olhos vendados e sensualidade marcam desfile no CE
Postado por: Anacley Souza / 15:28h

A sala Branca do Dragão Fashion Brasil virou palco de uma peça sensual no último dia de desfiles, realizado na noite deste domingo (27) em Fortaleza, no Ceará. Com uma cadeira de madeira e mesinha no meio da passarela, Alysson Aragão e Suzane Farias mostraram uma coleção exclusivamente com looks pretos e imagens de Madonna no telão. O único modelo homem foi o primeiro a pisar na passarela. Ele sentou na cadeira estrategicamente posicionada, pegou uma câmera em cima da mesa para fotografar e admirar as modelos, que faziam charme e sensualizavam ao passar por ele, inclusive com chicotes. Com olhos vendados com renda, elas mostraram espartilhos, meia arrastão, vestidos longos com brilho e transparência, vestidos curtinhos, pantalonas e legging com tecido molhado. Tule, paetê, renda, transparência e peças que valorizam o corpo feminino. O destaque ficou para uma modelo que fez topless na passarela e entrou de calça e espartilho com as mãos cobrindo os seios, chamando a atenção do público.

Comente agora
28
Abr
Unidade do IFBA de Sto. Antº de Jesus poderá ser inaugurada em agosto, diz reitora
Postado por: Letícia Oliveira / 15:04h

Aconteceu nesta segunda-feira (28), uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, que discutiu a implantação da unidade do IFBA (Instituto Federal da Bahia) no município. Em entrevista a Andaiá FM, a professora Lina, Reitora do IFBA, destacou que a unidade do instituto na cidade está em fase final de construção, mas como é muito grande com cerca de 5mil m², mais um ginásio de esportes com quadra poliesportiva, está demorando um pouco. A docente destacou que no mês de agosto o IFBA será inaugurado, já que esse é o prazo dado a empresa construtora, porém não há previsão para o início das atividades, “estamos prevendo que no final de julho eles estejam entregando como prometido e no inicio de agosto comecemos atividades no campus”, comentou. Sobre os cursos que serão oferecidos, ela afirmou que o Instituto possui 22 cursos em funcionamento atualmente e em Santo Antônio de Jesus o objetivo da audiência pública é discutir com a comunidade local quais os cursos que mais interessam. Recentemente houve concurso do IFBA com vagas para servidores atuarem no município, inclusive o resultado preliminar sairá amanhã (29), segundo está previsto no cronograma. Questionado sobre quando essas pessoas serão integradas ao IFBA, Lira contou que os servidores só poderão ser contratados após a entrega da construção e não há ainda professores, pelo fato dos cursos ainda não serem definidos. “As pessoas que começam tem o objetivo de fazer implantação, portanto é preciso ter professores competentes para que, de acordo com os cursos definidos, sejam comprados equipamentos de laboratório e de biblioteca, dentre outros materiais”, salientou. A reitora concluiu a entrevista informando que em toda a Bahia o IFBA faz um exame de seleção para os alunos ingressarem nos cursos para que haver um número adequado de estudantes, já que as vagas são limitadas.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Abr
Sobre problemas financeiros na Santa Casa de S. A. de Jesus, vereador diz: “Infelizmente a caneta não está em minhas mãos”.
Postado por: Anacley Souza / 14:58h

O vereador Francisco Freire (PRP), conhecido Chico, que também é médico na Santa Casa de Misericórdia em Santo Antônio de Jesus esteve em entrevista na Recôncavo FM e mostrou-se consternado com a situação do último sábado (26), onde uma gestante teve atendimento negado e acabou tendo seu parto realizado na recepção na unidade de saúde. Intitulando o caso como ‘estupro a vida’, “a mulher faz tudo direitinho, e na hora de parir tem seu atendimento negado”, declarou. Bastante indignado, Chico disse que esse tipo de situação tem ocorrido com os mais necessitados, porém se fosse com pessoas ligadas ao Prefeito, parentes do Governador e até mesmo da Presidente da República teria assistência no melhor hospital do Brasil, quiçá do mundo, “somos humanos e temos direito a vida”, falou. Para Freire, a saúde pública pede socorro em todo o país, e comentou que mesmo sem receber o seu salário tem dado assistência a unidade hospitalar por consciência, “não sou só eu, muitos médicos tem o umbigo enterrado naquele hospital. Mesmo sem embolsar estamos firmes”, salientou. Em seu comentário, o vereador disse que o problema na saúde do município principalmente no que tange a Santa Casa, não é de agora, mas precisa ser resolvido e com urgência. “Anunciando o profissional médico e negando o médico politico, jamais misturei a questão profissional com politica e desafio qualquer pessoa a dizer se alguma vez incitei ou pedi voto a alguém por meus serviços prestados a saúde naquela casa. Se isso ocorreu renuncio no mesmo momento o meu mandato”, articulou. Freire ponderou que esteve em reunião com o Secretário Estadual de Saúde onde expôs a situação que se passa em Santo Antônio de Jesus, “mostramos toda a conjuntura ao secretário e contra que pecamos foi não ter levado o livro de registro de gastos e despesas do hospital”, declarou. Chico garantiu ainda que mesmo decadente como está, o Hospital e Maternidade Luís Argolo também supre as necessidades de outras cidades superlotando os atendimentos na unidade, “eu mostrei ao Secretário do que a saúde no município está precisando, quando ele me disse que o Governo não tinha dinheiro, eu pedi a ele um caminhão de soro e remédio, pois até agulha e algodão está faltando no Luís Argolo”, ressaltou, acrescentando que todas as Santas Casas vêm passando por essas necessidades, mas está sendo procurado resolver esse problema.  Conforme ele, a Santa Casa de Santo Antônio de Jesus presta um serviço a cerca de 30 cidades vizinhas, inclusive procurou alguns prefeitos para ver se poderiam ajudar, alguns ficaram sensíveis positivando a ajuda, já outros disseram que não tinha interesse, “eles dão mais prioridade ao dinheiro, do que a vida, mas sem a vida você não vai para canto nenhum”, frisou.

Na oportunidade, Freire revelou que o convênio firmado junto com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde, onde seria promovido um mutirão de cirurgias com o objetivo de resolver os problemas da população que procura o hospital para fazer cirurgia, não pôde ser realizado pela falta de material adequado para a realização da cirurgia na Santa Casa. O edil finalizou dizendo que ele está tentando ao máximo fazer o que pode, “acreditem, se dependesse de mim o problema já estaria resolvido, infelizmente a caneta não está em minhas mãos, agora vamos acreditar”, concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Anacley Souza
6 comentários
28
Abr
Hoje é comemorado o Dia da Sogra
Postado por: Letícia Oliveira / 14:47h

O Dia da Sogra é comemorado no dia 28 de Abril. Ela é vítima de piadas e brincadeiras, vista como vilã e grande rival dos cônjuges. Mesmo assim, merece um dia especial, dedicado a ela. Afinal, nem todas as sogras são “malvadas”, muitas são grandes aliadas e só visam defender a família. Do latim vulgar socra, que substituiu o latim clássico socrus, significa mãe do marido, em relação à mulher; ou mãe da mulher, em relação ao marido. 

Você sabia? A palavra ganhou a sua versão masculina posteriormente. Primeiro foi originada a palavra sogra no feminino, pois as noras e as sogras passavam muito tempo juntas, devido à realização das atividades domésticas. Por isso, eram gerados conflitos e desavenças. Fonte: scrittaonline

Comente agora
28
Abr
Novo visual: Saiba como escolher a melhor cor para pintar seu cabelo
Postado por: Letícia Oliveira / 14:37h

Toda mudança de estação vem acompanhada de tendências, e as cores dos cabelos não ficam de fora. São novos tons de ruivo, loiro e castanho que surgem e deixam as mulheres animadas para pintar os fios e estrear um visual diferente. Porém, mudar os cabelos requer mais cuidado do que incluir uma nova peça de roupa no armário. “Para a escolha certa, o que deve ser levado em consideração, além do desejo da mulher, é, principalmente, o tom de sua pele e a disponibilidade de tempo para ser feita a manutenção”, diz Didier Sé, cabeleireiro do salão Marcos Proença. O especialista ensina uma regra básica para não fazer feio com o novo look: evitar tons que deixem a imagem com aspecto monocromático. Charles Veyga, visagista do salão C.Kamura,recomenda ainda uma boa conversa com o colorista antes da mudança, já que, assim, o profissional pode criar cores, misturando tons, que realizem o desejo da cliente. Docente de saúde e bem-estar do Senac Lapa, Eddy Oliveira destaca que saber se a cor da pele é quente ou fria é essencial para chegar corretamente ao tom de cabelo adequado. “É necessário identificar a cor natural dos fios e saber qual fundo de clareamento precisa ser alcançado para revelar a cor desejada”, fala. O especialista também ressalta que as sobrancelhas não precisam obrigatoriamente seguir a nova cor. “Em minha opinião, elas nunca devem ter a mesma cor do cabelo, pois isso retira a naturalidade. Devemos deixá-la o mais natural possível, usando tons mais frios. A manutenção deve acontecer a cada 20 ou 30 dias”, diz.

Comente agora
28
Abr
Ex-BBB Dicesar troca alianças com hair stylist em Buenos Aires
Postado por: Letícia Oliveira / 14:35h

Dicesar, maquiador e ex-participante do BBB 10, escolheu a cidade de Buenos Aires para trocar alianças com o agora marido, o hair stylist Alauri Correa. O casal está em viagem pela Argentina, no maior clima de romance, e postou de lá fotos das alianças que passou a usar desde a noite do último domingo (27). Outros ex-BBBs, no entanto, também vivem com pessoas do mesmo sexo. A DJ e produtora Diana Balsini, da 11ª edição do relity show, também é casada com Stella Chinelli, com quem mora no Rio. Já a empresária, Analice, do "BBB 12", divide o mesmo teto com Aline Vilas Boas em Minas Gerais. Em novembro de 2013, a ex-BBB Angélica Morango se casou com a comissária de bordo Ana Angélica. As duas moram juntas em São Paulo.

Comente agora
28
Abr
TJ ainda é o penúltimo tribunal a cumprir meta do CNJ em julgamento de ações de corrupção
Postado por: Letícia Oliveira / 14:31h

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ainda aparece em penúltimo lugar do ranking nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dos tribunais que mais julgam ações contra a administração pública. Até o momento, a Corte baiana só julgou 11,44% processos das ações de crimes contra a administração pública e de improbidade administrativa. Em novembro do ano passado, o tribunal baiano havia julgado 10,29% das ações apresentadas à Justiça até dezembro de 2011. O julgamento de processos contra a administração pública está previsto na Meta 18, que determina que os tribunais julguem o maior número de processos desta natureza, apresentados à Justiça até o final de 2011. Em números reais, o TJ-BA só julgou 484 processos contra a administração pública. A Corte baiana tem um acervo de 4.230 processos contra a administração pública, sendo que 2.234 processos são por improbidade e 1.996 são ações penais.

Comente agora
28
Abr
‘Não esperava tanta repercussão’, diz Daniel Alves
Postado por: Letícia Oliveira / 14:18h

Depois de ganhar o apoio de colegas jogadores, celebridades e até da presidente Dilma Rousseff, o lateral-direito Daniel Alves admitiu ter ficado surpreso com a forte repercussão do seu ato na partida do Barcelona contra o Villarreal, domingo, pelo Campeonato Espanhol. O jogador foi alvo de uma manifestação racista por parte da torcida rival durante o jogo. Uma banana foi atirada aos seus pés quando ele se preparava para bater um escanteio. Sem se abalar com o ato discriminatório, o brasileiro juntou a fruta do chão, comeu um pedaço e fez a finalização em direção à área. “Não sabia que um ato espontâneo geraria tanta repercussão. Fico feliz em poder contribuir nessa luta, estamos no século XXI e essas coisas não deveriam existir mais. Devemos combater com o nosso jeito brasileiro de ser, fazer com que os racistas se sintam envergonhados de certos tipos de atitudes”, disse o lateral, em citação publicada pela CBF.

Comente agora
28
Abr
Família denuncia violação de túmulo para instalação de viveiro na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 14:15h

Uma família de Barreiras, no oeste da Bahia, prestou queixa à polícia porque teve o túmulo de um parente violado para a instalação de um viveiro de peixes. O espaço onde está a lápide fica em um terreno no distrito de Bebedouro e foi adquirido por um homem em 2013, que decidiu fazer uma obra no local e acabou causando danos às sepulturas. O caso foi registrado na delegacia local e, segundo o proprietário, a violação ocorreu por acidente. "Antigamente, o lugar era uma fazenda pertencente ao meu bisavô. Ele faleceu e deixou uma área de terra onde tinha um cemitério, onde praticamente estão enterrados somente familiares. Essa área foi dividida entre os filhos e um desses filhos vendeu a parte dele a esse homem. Aí esse homem começou a fazer um tanque de peixes a 10 metros do cemitério e a construção destruiu uma lápide e chegou a expor os restos mortais de um tio meu", afirma o advogado Júlio Cesar.

Comente agora
28
Abr
Novo 'Fantástico' tem tecnologia de sobra e deixa o telespectador tonto
Postado por: Letícia Oliveira / 14:11h

O novo "Fantástico" estreou na noite desse domingo (27/4) com muitas novidades tecnológicas e interativas, o que acabou deixando tonto o telespectador. No ar há 40 anos, a atração foi repaginada com redação-estúdio, nova vinheta de abertura, clima informal entre os apresentadores e muita tecnologia. Na tentativa de aproximar o telespectador, o programa exibiu os bastidores de parte da reunião de pauta. E realmente conquistou o objetivo. Foi quase impossível mudar de canal durante a reportagem que mostrou uma das repórteres da atração passando 24 horas dentro da penitenciária de segurança máxima onde está preso Fernandinho Beira-Mar. O passo a passo foi todo exibido, inclusive a conversa da jornalista com seu diretor na redação antes de seguir para o presídio. Um robô também foi apresentado como novidade por Renata Vasconcellos e Tadeu Schimidt e os apresentadores pediram a opinião do público por meio do site para decidir o nome do aparelho. "É você de casa que vai batizar nosso robô", disse Renata, dando três opções. Ao final do programa, os telespectadores optaram por Tilt.

Comente agora
28
Abr
Cidadãos reclamam da falta de fornecimento de colírio para Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 14:06h

Um homem identificado como Juvenal, residente no Alto Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a Andaiá FM para fazer uma reclamação na área de saúde do município. Ele informou que é portador de glaucoma, é cadastrado na 4ª Dires para receber o colírio que usa, gratuitamente, porém alegou que há mais de 4 meses que o medicamento não está chegando na cidade. “Tem outros remédios que estão em falta e não estão chegando. E meu colírio tem 5ml e custa em torno de R$ 100,00, não tenho condições de compra-lo”, disse.

Outro cidadão entrou em contato com a emissora para reclamar do mesmo fato. De acordo com ele, a sua avó de 80 anos também necessita do colírio que custa caro, mas o mesmo não está sendo fornecido para o município. Vale lembrar que o Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma é uma iniciativa criada pelo Governo Federal em 2002, que oferece aos portadores de glaucoma acompanhamento e distribuição de colírios de forma gratuita. O Governo Federal deve repassar para o Governo Estadual o medicamento, esse, por sua vez, encaminha para os municípios da Bahia.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Abr
Documentário apoiado pela Prefeitura de Salvador é premiado nos EUA
Postado por: Letícia Oliveira / 13:57h

Um dos projetos apoiados pelo edital Arte em Toda Parte, promovido pela Prefeitura do Salvador através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), é um dos ganhadores do TFI Latin America Media Arts Fund 2014. O documentário baiano Jonas e o Circo Sem Lona, da Plano 3 Filmes e direção de Paula Gomes, foi um dos agraciados pela premiação promovida pelo Tribeca Film Institute (TFI), uma organização de apoio as artes criada pelo ator norte-americano Robert de Niro, em Nova Iorque. A filmagem foi realizada durante um ano na Região Metropolitana de Salvador e a história gira em torno do garoto Jonas, de 13 anos, que sonha em manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de sua casa. Ao mesmo tempo, Jonas enfrenta o grande desafio de crescer. É também muma reflexão sobre o fim da infância e o que as pessoas fazem com os próprios sonhos. A obra, inclusive, foi exibida gratuitamente na Praça São Braz, no bairro de Plataforma, no último dia 14.

Comente agora
28
Abr
Receita já recebeu 18,4 milhões de declarações de Imposto de Renda
Postado por: Letícia Oliveira / 13:55h

A Receita Federal informou que recebeu, até as 11h desta segunda-feira (28), mais de 18,4 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O prazo para o envio da declaração termina na próxima quarta-feira (30), às 23h59. Até lá, a Receita espera receber 27 milhões de declarações. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários começou em 6 de março, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones. Se o contribuinte não entregar a declaração até o fim do prazo, será multado em R$ 165,74 ou 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor. Os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica recebem, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração. As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União.

Comente agora
28
Abr
Grupo promove I Encontro de Dança em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 13:50h

Milena e Ana Flávia fazem parte do Grupo de Dança em Cena de Santo Antônio de Jesus e estiveram na Rádio Andaiá FM para convidar a população para participar do 1º Encontro de Dança do município em homenagem ao Dia Internacional da Dança. O evento acontecerá nesta terça-feira (28) na Praça Renato Machado, das 17h às 20h. O grupo é natural de município e já realizou apresentações em cidades vizinhas. Segundo as garotas, haverá dança contemporânea, rap, rock, afro, samba dentre outros ritmos. Vários grupos de dança participarão.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Abr
Descaso! Mulher deu a luz na recepção do Hospital Luiz Argolo em S. A. de Jesus. Comentário Voz da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 13:38h

(*) Marcus Augusto Macedo

Leitores do Portal Voz da Bahia, na madrugada do último sábado (26), ocorreu um fato grave, de relevância aqui em Santo Antônio de Jesus, e teve como consequência a vida de uma criança, a vida de um recém-nascido. Coloco-me neste momento não apenas como imprensa, mais também como filho, como pai e como cidadão brasileiro. "Na madrugada do ultimo sábado chegou ao Hospital Luiz Argolo da Santa Casa de Misericórdia em trabalho de parto da senhora Tatiane de Jesus Santos, 29 anos, que de maneira desumana, absurda e cruel deu a luz a seu filho no chão da recepção da maternidade". A criança morreu. O chão ficou sujo com sangue e placenta. Este fato amigos internautas aconteceu aqui em Santo Antônio de Jesus, bem pertinho de todos nós, na capital do recôncavo baiano, cidade do comercio mais barato da Bahia, no Brasil, onde vai advir a Copa do Mundo. Isto incidiu em um país que tem uma mulher e mãe como Presidente da República. Quero aqui em nome deste pequeno e inocente brasileiro que morreu sem a mínima assistência chamar atenção de todas as nossas autoridades.

A começar pelo controle social, ou seja, o Conselho Municipal de Saúde; MP (Ministério Público). Falando em MP houve morte de um inocente que precisa ser apurada e me desculpe o MP, não pode ficar apenas nas assinaturas dos Tacs (Termos de Ajustes de Condutas); a Secretaria Municipal de Saúde; ao Secretario Estadual de Saúde; ao Prefeito Municipal; ao Governador; ao Ministro da Saúde; a Presidente Dilma Rousseff - todas estas autoridades, ou melhor, a nossa sociedade que é responsável também.

Como cidadãos santoantonienses, baianos e brasileiros, precisamos que algumas indagações sejam respondidas. A Santa Casa deve responder:

Primeiro - Por que mesmo sem médico na Instituição esta senhora, esta cidadã brasileira não foi acolhida? Por que não a colocaram para dentro do Hospital? Quem eram os atendentes da recepção? Quem era a equipe de enfermagem? Quem é o diretor clínico? Já que não tinha médico plantonista, por que a Santa Casa juntamente com a prefeitura não deixou ambulância para que as parturientes pudessem ser transferidas para outras cidades que tenham condições de realizar partos? Por quê? Isto precisa ser respondido na Justiça!

Questionamentos que a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, ou melhor, a Secretaria Municipal de Saúde a senhora Laurejane Mercês e o Prefeito Municipal, o senhor Humberto Soares Leite precisam responder:

Segundo - Prefeito a municipalização é plena a responsabilidade da gestão é do senhor e da sua equipe. Já se passaram dezesseis meses, não dar mais para ficar culpando os outros. O que o senhor está fazendo em termos concretos para melhorar o caos que estar a saúde do município? Por que o senhor cortou o convênio que a gestão anterior mantinha com Santa Casa de Misericórdia no valor de R$ 40 mil reais mensais, ou seja, só deste convênio o senhor já deixou de repassar mais de R$ 600 mil reais para a Santa Casa? Por que prefeito, por que o senhor não retorna com este pacto? Crianças santoantonienses estão morrendo no chão da recepção da maternidade...

Terceiro - Vereador doutor Francisco Freire, que é médico, servidor da Santa Casa e homem público com mandato, o que o senhor estar fazendo para ajudar a resolver esta situação?

Conclusão: Senhor Prefeito Municipal de Santo Antônio de Jesus tome as rédeas da sua gestão, a campanha política já acabou, não estamos em época de eleição. Já se passaram dezesseis meses e tem gente da sua equipe que não acertou ainda nem comprar medicações! Assim como no dia 12/12/2012, às 12 horas e 12 minutos o senhor assinou a nomeação do seu grupo de governo, tenha coragem também de demitir os incompetentes! Não pode existir fato mais grave do que este que aconteceu: Uma cidadã brasileira parindo no chão da recepção de uma maternidade e em vez de amamentar o filho vai ter que velar por ele.

Pelo amor de Deus, vamos acordar; tomem providências!

 

Comentário: Voz da Bahia - Marcus Augusto Macedo

5 comentários
28
Abr
Mantega sinaliza que governo pode dar mais estímulo a montadoras
Postado por: Letícia Oliveira / 13:36h

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (28) que o governo federal vai atuar para tentar liberar os entraves para a exportação de automóveis para a Argentina e sinalizou que podem ser lançadas novas medidas de estímulo às montadoras, que vêm registrando estoques altos e vendas em queda. “Nós estamos negociando com a Argentina a liberação de entraves para a exportação de automóveis e viabilizando financiamento que será privado, com algumas condições”, disse o ministro, após participação em seminários em São Paulo, sem dar mais detalhes sobre esse financiamento. “Nós nunca deixamos um setor aumentar o desemprego”, disse mais cedo, ao ser questionado pelos participantes do seminário, se o governo prepara uma nova ajuda às montadoras. “Nós temos praticado estímulos para vários setores, principalmente aqueles que mais explicam o crescimento do PIB”, afirmou.

Comente agora
28
Abr
Aécio diz achar 'lamentável' fala de Lula sobre julgamento do mensalão
Postado por: Letícia Oliveira / 13:31h

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), classificou de "lamentável" o comentário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disse a uma emissora de TV portuguesa que o julgamento do mensalão teve "80% de decisão política". Aécio participou nesta segunda-feira (28) de um evento na Associação Comercial de São Paulo. Lula havia concedido entrevista à emissora RTP na última sexta. Ao ser indagado sobre o impacto do julgamento do mensalão na campanha eleitoral, ele afirmou que "o tempo vai se encarregar de provar, que o mensalão, você teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica". Aécio criticou o comentário do ex-presidente e disse que  Lula deveria ser "o primeiro a zelar" pelas instituições do país. "É lamentável vermos um ex-presidente da República com afirmações que depõem contra o poder judiciário brasileiro, esteio da democracia brasileira. Não podemos respeitar o poder judiciário quando ele toma decisões que nos são favoráveis e desrespeita-lo quando ele toma decisões que não nos são favoráveis. Eu acho que uma afirmação como essa não engrandece o currículo do ex-presidente da República, até porque, pela importância do cargo que ocupou, deveria ser ele o primeiro a zelar pelas nossas instituições", afirmou o senador após ser questionado por jornalistas sobre a declaração de Lula. (G1)

Comente agora
28
Abr
Problemas em sistema carcerário dificultam aplicação de novas regras para presos LGBT
Postado por: Letícia Oliveira / 13:28h

Uma resolução do Conselho Nacional do Combate à Discriminação definiu novos parâmetros de acolhimento à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) de unidades prisionais do país. Uso do nome social, espaço de vivência específico, manutenção do cabelo e direito à visita íntima são alguns dos aspectos destacados pelo documento. Embora as novas regras tenham sido publicadas no Diário Oficial da União do último dia 17, os desafios já existentes no sistema prisional dificultam a implementação das normas. "A partir de agora, ela passa a ser exigida. Ela não se mostra autoaplicável. Com a lotação acima da capacidade das unidades, fica difícil destinar espaços de vivência específicos (celas e espaço de convivência)", afirmou ao jornal A Tarde o promotor de execução penal Edmundo Filho. Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), havia 4.239 internos em unidades da capital na sexta-feira (24).

Comente agora
28
Abr
Anvisa vai monitorar produtos da medicina chinesa
Postado por: Letícia Oliveira / 13:27h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai monitorar, durante os próximos três anos, a fabricação e a comercialização de produtos da medicina tradicional chinesa. A resolução que trata do assunto foi publicada nesta segunda-feira, 28, no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, são considerados produtos da medicina tradicional chinesa formulações obtidas a partir de matérias-primas de origem vegetal, mineral e cogumelos (fungos macroscópicos) e integrantes da farmacopeia chinesa. Segundo a Anvisa, a fabricação desses produtos pode ser feita apenas de modo industrializado e seguindo requisitos que evitem a contaminação e garantam a qualidade do produto. Todo o pessoal envolvido na fabricação deve ter conhecimento, experiência, qualificação técnica e ser treinado para realização de análises em matérias-primas e produtos acabados, atendendo às suas especificidades. O texto destaca que os produtos comercializados como medicina tradicional chinesa não podem alegar em suas embalagens, ou em qualquer material informativo ou publicitário, indicações ou alegações terapêuticas.

Comente agora
28
Abr
Manifestantes liberam BR-407 após protesto por água potável
Postado por: Letícia Oliveira / 13:22h
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que o km 78 da BR-407 já foi liberado após moradores da região terem realizado um protesto interditando os dois sentidos da rodovia. Ainda de acordo com a PRF, o protesto foi motivado pela falta de abastecimento de água potável na região. A manifestação começou no início da manhã e foi concluída por volta das 10h40.
Comente agora
28
Abr
Nova diretoria da Associação Santoantoniense de Deficientes Visuais tomará posse nesta terça (29)
Postado por: Letícia Oliveira / 13:19h

A Associação Santoantoniense de Deficientes Visuais convida todos os integrantes para posse da nova diretoria, que acontecerá nesta terça-feira (29), às 9h, na Câmara de Vereadores, localizada na Travessa 11 de novembro em Santo Antônio de Jesus. Segundo Josiel Barreto, em entrevista a Andaiá FM, essa diretoria precisará do apoio da comunidade para que a instituição continue desenvolvendo um trabalho de inclusão das pessoas com deficiência visual no município e lutando pela educação, saúde, acessibilidade dentre outros segmentos para pessoas com deficiência.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Abr
Dilma elogia Daniel Alves e diz que Brasil quer Copa sem racismo
Postado por: Letícia Oliveira / 13:09h

A presidenta Dilma Rousseff elogiou hoje (28), pelo Twitter, a atitude do jogador brasileiro Daniel Alves, que ontem, em uma partida pelo Barcelona, foi vítima de um episódio de racismo. Alves  se preparava para uma jogada, quando a torcida atirou uma banana no campo. O jogador descascou e comeu a fruta. “O jogador Daniel Alves deu uma resposta ousada e forte ao racismo no esporte. Diante de uma atitude que infelizmente tem se tornado comum nos estádios, Daniel Alves teve atitude”, escreveu a presidenta em sua conta pessoal da rede social (@dilmabr). Ela também citou a campanha #somostodosmacacos, lançada pelo também jogador Neymar, em apoio a Daniel Alves. Neymar fez fotos ao lado do filho comendo uma banana, postou nas redes sociais, e o gesto passou a ser repetido por milhares de internautas. “Neymar lançou a campanha #somostodosmacacos para mostrar que temos todos a mesma origem e que nada nos difere, a não ser nossa tolerância com o outro”. A presidenta voltou a defender o combate ao racismo no futebol e disse que a Copa do Mundo, que o Brasil vai sediar a partir de junho, terá como bandeira o enfrentamento da discriminação racial. “Vamos mostrar que nossa força, no futebol e na vida, vem da nossa diversidade étnica e dela nos orgulhamos. #CopaSemRacismo”, escreveu Dilma. (Agência Brasil)

Comente agora
28
Abr
Dançarina de 159 kg grava Beijinho no Ombro e Lepo Lepo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:08h

  1. Foto: Divulgação

Ela passou 18 anos da vida insatisfeita com o próprio corpo, por se achar “gorda demais”. Na época, a norte-americana Whitney Thore pesava apenas 54 kg: “eu sentia vergonha de mim. Por causa da pressão da sociedade sobre as mulheres serem magras, bonitas e perfeitas, tive um transtorno alimentar. Sofri bulimia dos 12 aos 18 anos”, lembrou. Dançarina desde criança, a norte-americana não sabia o que o futuro reservava e no primeiro ano da faculdade ganhou mais de 45 kg. “Eu não sabia o que estava acontecendo comigo”, contou em entrevista aoTerra, mas anos depois foi diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico, que provoca ganho de peso e dificulta o emagrecimento. Aos 30 anos, ela pesa 159 kg e, diferente de quando era adolescente, aprendeu a amar o próprio corpo. Para chegar à autoestima atual não foi fácil, e Whitney enfrentou 10 anos de depressão. “Eu larguei a dança e tudo que me fazia feliz. Pensava que não merecia aquilo que estava acontecendo”, contou. Além disso, passou a enfrentar os julgamentos e preconceitos das pessoas. “Acontece todos os dias, acham que se alguém é gordo, é preguiçoso e estúpido. Às vezes é verdade, mas existem pessoas magras que são sedentárias também”, argumentou. Whitney tentou emagrecer ao longo dos anos e, sem sucesso, decidiu parar de esperar.

Comente agora
28
Abr
Turista confunde Richard Gere com mendigo e lhe oferece comida
Postado por: Anacley Souza / 12:54h

Uma turista francesa que passeava por Nova York se deparou com um homem que revistava o lixo e ofereceu a ele uma pizza, sem perceber que se tratava do ator Richard Gere em plena gravação de um filme. Karine Valnais Gombea, de 42 anos, estava perto da estação Grand Central quando viu um homem com um gorro afundado até as orelhas revistando o lixo, informou neste domingo o The New York Post. A mulher saía de uma pizzaria com o marido e o filho de 15 anos e ofereceu a ele o que restava de sua comida. O homem perguntou a ela então o que havia na sacola que estava recebendo. "Tentei dizer em inglês, mas a metade saiu em francês. Disse a ele 'sinto muito, mas a pizza está fria'", contou ao jornal. O homem respondeu: "Muito obrigado, que Deus a abençoe". A mulher foi embora sem saber que havia entregado a pizza a Richard Gere, de 64 anos, que estava rodando seu novo filme, "Time out of Mind". Ela descobriu dois dias depois, quando o jornal publicou uma foto. "Foi mágico, incrível que algo assim possa ter acontecido", disse a francesa. (UOL Notícias)

Comente agora
28
Abr
Passageiros avaliam 15 aeroportos e colocam Salvador como quarto pior do país
Postado por: Anacley Souza / 12:50h

Uma pesquisa trimestral de indicadores de desempenho realizada pela Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) avaliou o aeroporto de Salvador como o quarto pior em um ranking com os 15 principais aeroportos do país. O levantamento ouviu 18.062 passageiros que avaliaram 41 itens, que vão desde o meio de transporte usado para chegar aos terminais até o atendimento recebido na imigração ou aduana. A capital baiana recebeu uma nota de 3,76, em uma escala de 1 a 5. A média apresenta uma queda de 0.13 pontos em relação ao mesmo período de 2013, quando registrou uma avaliação de 3.89. À época, Salvador ocupava a 6ª colocação no ranking -- agora, caiu para a 12ª entre os 15. O melhor avaliado foi o de Natal, que na última pesquisa estava em 4º lugar. O aeroporto de Cuiabá voltou a ocupar o último lugar no ranking, ocupado por Guarulhos no levantamento passado. Quanto aos quesitos avaliados, a melhor nota foi em relação a cordialidade dos funcionários no check-in. A nota média foi 4,29. O item pior avaliado foi o valor da alimentação: nota 2,16. (Metro 1)

Comente agora
28
Abr
Justiça do Trabalho condena Claro por más condições de trabalho em quiosques
Postado por: Anacley Souza / 12:28h

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou a condenação da empresa de telefonia Claro por más condições de trabalho, que tem gerado doenças ocupacionais em atendentes de quiosques. A empresa recorreu ao TST da decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC), que condenou a empresa a indenizar uma atendente em R$ 40 mil por danos morais, que adquiriu doença ocupacional. A atendente teve os braços e cotovelos lesionados por fazer uso de computador, de pé, durante dez horas por dia em quiosques da empresa. A Justiça do Trabalho entendeu que houve negligência da empresa por manter estações de trabalho inadequadas ergonomicamente. Em sua defesa, a Claro afirmou que sempre cumpriu "as mais modernas orientações de medicina e de saúde do trabalhador", e que não houve comprovação de que a doença foi decorrente do trabalho. Ainda alegou que o uso do computador era esporádico, e que dois médicos peritos comprovaram a falta de relação entre a atividade e a doença (LER/DORT). Para o TRT, as lesões foram ocasionadas pelas condições de trabalho, e que foram comprovadas por médico ortopedista. A empresa recorreu ao TST para reduzir o valor da indenização. Mas a 8ª Turma entendeu que o valor fixado foi proporcional ao dano causado a empregada, e atendeu aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade. A Claro recorreu da decisão do TST, através de um recurso extraordinário, no Supremo Tribunal Federal (STF).A admissibilidade do recurso ainda não foi examinada. (ConJur)

Comente agora
28
Abr
Principal acesso ao Estado do Pernambuco, BR-101 tem crianças trabalhando
Postado por: Anacley Souza / 12:22h

Um trecho de 28 km entre a divisa de Alagoas e Pernambuco no município de Palmares (a 100 km do Recife) é uma parte abandonada da BR-101, a mais importante rodovia do país, que corta o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. No local, duas crianças, uma com 11 e outra com 12 anos, foram flagradas trabalhando. Eles usam pás com terra para tentar tapar parte dos buracos e, assim, tentar arrecadar algum dinheiro dos motoristas. "A gente fica aqui às vezes. Alguns motoristas param, dão uma pratinha ou um biscoito, mas a maioria passa e não dá nada", disse um deles. Um trecho de 28 km entre a divisa de Alagoas e Pernambuco no município de Palmares (a 100 km do Recife) é uma parte abandonada da BR-101, a mais importante rodovia do país, que corta o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Apesar dos trechos danificados, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) afirma que o trecho não é o mais perigoso da rodovia em Pernambuco, "O maior número de acidentes ocorre no trecho da BR 101 que corta a Região Metropolitana do Recife. No local referido, a incidência de acidentes é pequena pois, devido à precariedade da rodovia, os condutores trafegam em baixa velocidade", explicou. (BOL)

Comente agora
28
Abr
Bahia: Diego Macedo sofre lesão na clavícula e ficará de fora por pelo menos 30 dias
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:18h

O Bahia saiu com o resultado positivo no placar contra o Figueirense neste domingo (27). Porém, o treinador Marquinhos Santos ganhou uma baixa na equipe. O lateral Diego Macedo foi substituído durante a partida após cair de mau jeito no gramado e sentir dores no ombro. Após a partida, o coordenador médico do clube, Dr. Luiz Sapucaia, informou que o jogador terá que ficar afastado pelos próximos 30 dias por conta de um deslocamento de clavícula. "Vendo o lance que Diego se machucou não percebe-se a gravidade da lesão, mas só com uma avaliação rápida dá para constatar que houve deslocamento da clavícula. O jogador vai ter que fazer uma cirurgia, para poder colocá-la no lugar, que o afastará por pelo menos 30 dias das atividades", diz o médico. 

Comente agora
28
Abr
Imagem chocante! Criança cristã fica sob a mira de rifles na Síria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:11h

Uma imagem chocante de uma criança sendo ameaçado com uma virou símbolo do apoio ao presidente da Síria, Bashar al-Assad. As eleições presidenciais devem ocorrer em junho. A mensagem clara, onde rebeldes sírios seguram uma criança aterrorizada diante de três pessoas empunhando armas foi publicada na internet por um suposto membro da fação rebelde Exército Livre da Síria. A legenda diz “Nosso refém mais jovem dentre as seitas hostis de Kessab”. A autenticidade da imagem é questionada. Mesmo assim, acredita-se que foi tirada em Kessab, um vilarejo predominantemente cristão, perto da fronteira com a Síria com a Turquia. O nome da criança não foi divulgado, mas os analistas não tem dúvida que, a julgar pelos trajes, pertence à minoria cristã. Os líderes muçulmanos dizem que é uma estratégia do governo para aumentar o apoio ao regime ditatorial de Assad. Ao mesmo tempo provocou uma reação considerável contra grupos rebeldes sírios nas mídias sociais de língua árabe. Partidários do presidente Assad estão espalhando a fotografia como parte da campanha.

Comente agora
28
Abr
"Convênio que havia com a gestão passada foi cortado pela prefeitura de S. A. de Jesus"; afirma provedor
Postado por: Anacley Souza / 12:08h

Após fatídico caso de uma parturiente ter seu atendimento negligenciado e acabou fazendo o parto na recepção do Hospital Maternidade Luís Argolo em Santo Antônio de Jesus, uma sindicância foi instaurada para que o caso seja investigado. Em entrevista a Recôncavo FM na manhã desta segunda-feira (28), Aurelino Reis, provedor da Unidade Hospitalar disse que se sente, juntamente com a diretoria do Hospital, constrangidos com a situação já que o fato foi divulgado nacionalmente. Segundo o Provedor, coisas desse tipo nunca ocorreram na Unidade, “coisas dessa gravidade nunca aconteceu antes, sentimos muito pelo fato drástico e no mesmo dia instauramos uma sindicância para avaliar o caso e suas consequências”, salientou.

Convênio com a Santa Casa: Em relação ao convênio junto a Prefeitura Municipal, Reis informou que a ajuda que a Unidade recebia do município na gestão passada foi cortada pela gestão atual, “estes recursos ajudavam no pagamento dos médicos plantonistas, era de muita valia, pois complementava o orçamento da Santa Casa”, disse. Ainda de acordo Aurelino Reis, várias reuniões o prefeito Humberto Leite foram realizadas a fim de solicitar a revalidação do contrato de Convênio entre o município e a unidade mais que até o momento não obtiveram resposta favorável.

 Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza

5 comentários
28
Abr
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social acontece nesta segunda-feira (28)
Postado por: Anacley Souza / 12:02h

O Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social reúne anualmente pesquisadores, estudantes e gestores para discutir temáticas em torno deste emergente campo de saberes e práticas interdisciplinares em gestão. A cada ano, busca-se aprofundar um tema já presente em nossa arena de debates, em consonância com a instituição que nos acolhe. Com isto, já somamos sete intensas experiências de reconhecimento mútuo, (re)construção de saberes, expansão de fronteiras e aprofundamento de temáticas que vão se consolidando dentro deste campo em construção. Aos poucos, vamos avançando na compreensão da sua natureza interdisciplinar e expandindo suas fronteiras de aprendizagem por meio do diálogo com outras (inter)disciplinas. Hoje, a compreensão da gestão social facilmente se aproxima de uma gestão significativa e situada em seus processos dialógicos, inclusivistas, democráticos e emancipadores, contrapondo-se cada vez mais a processos gerencialistas tradicionais, isolados, burocráticos, privatistas e mercantis. Em 2014, o VIII Enapegs ocorrerá no Estado da Bahia, na cidade histórica de Cachoeira, patrimônio histórico-cultural do Brasil. Será sediado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Artes, Humanidades e Letras (Ufrb/Cahl)/Colegiado do Curso de Gestão Pública, realizado em parceria com o Observatório da Formação em Gestão Social e a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba). De 28 a 30 de abril, a cidade dos primórdios da Independência da Bahia e do Brasil, será palco de discussões sobre temas como políticas públicas, democracia, proteção social, desenvolvimento, economia solidária, territórios, empreendedorismo social, inovação social, indústrias criativas, tecnologias sociais, cidades sustentáveis, entre outros correlacionados ao campo da gestão social.

Comente agora
28
Abr
Policial manda recado para Regina Casé sobre morte de dançarino do seu programa
Postado por: Anacley Souza / 11:58h

O programa ‘Esquenta!”, da TV Globo, que foi ao ar neste domingo (27) homenageou o dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, morto na terça-feira (22) após levar um tiro no Morro Pavão-Pavãozinho, Zona Sul do Rio. A apresentadora Regina Casé falou sobre a dificuldade de gravar o programa após o enterro de Douglas.”Hoje infelizmente não conseguimos por no ar um programa lindo porque um dos nossos dançarinos, talvez o mais alegre, o mais querido pelas crianças, foi brutalmente assassinado com um tiro pelas costas”, afirmou. Diante da acusação de que o jovem foi morto por policiais, feita principalmente pela mãe de Douglas, um policial militar não identificado utilizou as redes sociais neste domingo (27), durante apresentação do programa Esquenta, para mandar um recado. Com um papel em mãos, o policial diz: “#Eu não mereço ser assassinado, pois sou trabalhador e não curto churrasco com traficantes em qualquer comunidade…”. No cartaz o policial acusa Douglas de envolvimento com traficantes. (Varela Notícias)

Comente agora
28
Abr
Arrecadação federal soma R$ 293,4 bilhões e bate recorde para o 1º trimestre
Postado por: Anacley Souza / 11:49h

A arrecadação federal, que inclui impostos, contribuições federais e demais receitas, como os royalties, somou R$ 293,42 bilhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa novo recorde histórico para este período, informou nesta segunda-feira (28) a Secretaria da Receita Federal. Sobre o mesmo período de 2013, ainda segundo dados oficiais, houve uma elevação real (acima da inflação) de 2,08%, informou o Fisco. Nos três primeiros meses do ano passado, a arrecadação somou R$ 290,15 bilhões (também em valores já atualizados pela inflação). Até o momento, o maior valor arrecadado no primeiro trimestre de um ano havia sido em 2012 - quando entraram R$ 291,55 bilhões nos cofres públicos. Em termos nominais, ou seja, sem a correção pela inflação dos valores arrecadados no mesmo período de 2013 –, a arrecadação cresceu R$ 21,69 bilhões nos três primeiros meses de 2014. Assim, o crescimento foi contabilizado com base no que efetivamente ingressou aos cofres da União. Desonerações De acordo com a Receita Federal, a arrecadação cresceu em 2014, atingindo um novo recorde no primeiro trimestre, mesmo com as desonerações de tributos anunciadas pelo governo nos últimos anos (folha de pagamentos, IPI de automóveis e cesta básica, entre outros), que tiveram o impacto de R$ 26,11 bilhões nesse período. Já nos três primeiros meses de 2013, o impacto das desonerações foi menor: R$ 16,19 bilhões. Apesar de ser a maior da história nos três primeiros meses de 2014, os números do Fisco mostram que a arrecadação não bateu recorde para meses de março. No mês passado, somou R$ 86,6 bilhões - com elevação real de 2,5% sobre o mesmo mês de 2013 (R$ 84,5 bilhões). Entretanto, ficou bem abaixo do mesmo mês de 2012, quando foram arrecadados R$ 93,19 bilhões - valores também já corrigidos pela inflação.

Comente agora
28
Abr
Ladrão fica preso na janela em tentativa de furto e vítima o detém
Postado por: Anacley Souza / 11:31h

Um ladrão de 21 anos ficou preso na janela da cozinha ao tentar furtar uma casa na Rua Reverendo Coriolando, na Vila Ocidental, em Presidente Prudente, na madrugada desta segunda-feira (28), por volta das 2h30. Segundo o registro policial, na fuga, um dos moradores, um radialista de 48 anos, segurou o bandido pelo braço, impedindo-o de sair do local. O jovem foi preso em flagrante. Segundo o radialista, na residência moram sua mãe, uma aposentada de 69 anos, e seu irmão, de 32 anos, que trabalha como representante comercial. “Minha mãe acordou com alguns barulhos e se deparou com o ladrão na cozinha. Imediatamente, ela gritou e fui ver o que estava acontecendo. Vi que ele estava desarmado e tentando fugir pela janela, mas não conseguiu e ficou preso, então, aproveitei e o segurei pelo braço”, explicou. Ainda conforme a vítima, seu irmão também acordou e ajudou a deter o homem do outro lado da janela até a chegada da polícia no local. Segundo o boletim de ocorrência, os policiais questionaram o ladrão sobre a tentativa de furto e ele relatou que entrou na cozinha para “pegar” algo para comer. Assustada, a aposentada afirmou que se sente insegura. “Moro aqui há 50 anos e nunca tinha visto nada parecido. Ainda estou muito assustada com o que vi, ainda bem que meus filhos estavam aqui para me ajudar”, declara. O ladrão relatou ainda, conforme consta no boletim, que é morador de rua e tem familiares em Presidente Epitácio. Ele disse também que seu pai mora na cidade de Cuiabá (MT). Diante dos fatos, a polícia deu voz de prisão em flagrante ao rapaz, que foi encaminhado à delegacia. O boletim de ocorrência foi registrado e o bandido foi levado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, onde permanece recolhido à disposição da Justiça. (G1)

Comente agora
28
Abr
Fifa condena racismo e diz que luta 'ainda não acabou'
Postado por: Anacley Souza / 11:27h

A Fifa condena os atos de racismo contra Daniel Alves e aponta que o incidente mostra que "a luta contra o racismo não terminou". No fim de semana, em um jogo válido pelo Campeonato Espanhol, o lateral do Barcelona foi vítima de uma ofensa racista quando, ao chegar perto da linha de fundo, viu uma banana ser atirada por um torcedor. Mas foi sua reação que chamou a atenção internacional. Daniel Alves pegou a banana, descascou e comeu, ato elogiado pela imprensa europeia e por ex-jogadores como o inglês Gary Lineker. A Fifa não comentou a atitude do brasileiro. Mas afirmou estar "triste por ver que tais incidentes racistas continuam a ocorrer no futebol". "Não deve haver espaço para o racismo no futebol, mas os diversos incidentes recentes mostram que a luta não acabou", declarou a entidade. A Fifa aponta que adota uma atitude de "tolerância-zero" contra o fenômeno e pede que a comunidade do futebol se una para "erradicar o racismo e discriminação do futebol e da sociedade". A Fifa também pede que as entidades locais estabeleçam regras para punir atos semelhantes. Segundo a entidade, a Copa do Mundo no Brasil será usada para passar uma mensagem de combate ao racismo. Os jogos das quartas de final serão dedicados a esse objetivo. "Acreditamos que a Copa do Mundo será uma ocasião perfeita para mandar uma mensagem clara ao mundo: o futebol é para todos e não toleramos qualquer forma de discriminação". (Estadão Conteúdo)

Comente agora
28
Abr
Concurso de monografias destaca ações de economista baiano
Postado por: Anacley Souza / 11:16h

Como parte das homenagens ao centenário de nascimento de Rômulo Almeida, o Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos (Irae) promove concurso público de monografias sobre a influência do advogado e economista no desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil. Os trabalhos devem destacar os projetos entre as décadas de 1935 e 1988, quando o economista faleceu. Podem participar estudantes de 2º grau e graduandos de nível superior, nas áreas de estudo do direito e economia da Bahia. Segundo o edital do concurso, o objetivo é incentivar e estimular o desenvolvimento de trabalhos que contribuam para a compreensão sobre a influência do advogado e economista Rômulo Almeida no desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil. Para concorrer, é requisito necessário que a matrícula do aluno junto à instituição de ensino esteja ativa. Segundo o edital, poderão ainda participar do concurso estudantes brasileiros e estrangeiros que atendam ao disposto no artigo 3º deste edital. As monografias podem ser apresentadas por autores individuais ou em dupla, desde que os autores sejam estudantes, sendo admitida apenas uma monografia por autor ou dupla de alunos. Não é necessário que pertençam ao mesmo curso e à mesma instituição de ensino superior.

Comente agora
28
Abr
Detento é recapturado após fuga de nove presos em Cruz das Almas
Postado por: Anacley Souza / 10:59h

Nove presos fugiram do Complexo Policial de Cruz das Almas, município localizado a 146 km de Salvador. De acordo com a delegada titular Ívia Vidal, os detentos fugiram na tarde deste domingo (27) através de um túnel e foram vistos correndo em direção aos fundos do Clube de Campo Laranjeiras. Um dos fugitivos foi recapturado ainda neste domingo. Policiais militares perceberam o movimento e chegaram a realizar disparos com o objetivo de conter a fuga. A polícia realiza buscas pelos outros foragidos e uma sindicância foi aberta pelo Departamento de Polícia do Interior para averiguar como os homens conseguiram concretizar o plano de fuga. (Aratu)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com