As comentadas


Bom dia , Quarta-feira, 01/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

03
Set
Dilma tem 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, aponta pesquisa Ibope
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:51h

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) aponta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 33% na corrida para a Presidência da República. O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 15% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os outros sete candidatos somados acumulam 2%. O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora aparece com 46% e a atual presidente, que tenta a reeleição, com 39%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 8% para 5%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo se manteve em 7%. Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):

  1. - Dilma Rousseff (PT): 37%
  2. - Marina Silva (PSB): 33%
  3. - Aécio Neves (PSDB): 15%
  4. - Pastor Everaldo (PSC): 1%
  5. - José Maria (PSTU): 0%*
  6. - Luciana Genro (PSOL): 0%*
  7. - Eduardo Jorge (PV): 0%*
  8. - Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
  9. - Eymael (PSDC): 0%*
  10. - Levy Fidelix (PRTB): 0%*
  11. - Mauro Iasi (PCB): 0%*
  12. - Branco/nulo: 7%
  13. - Não sabe/não respondeu: 5%

* Cada um dos sete indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 2%

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00514/2014. 

Espontânea:

Comente agora
03
Set
Dilma sinaliza pela primeira vez que mudará equipe caso vença as eleições
Postado por: Anacley Souza / 15:54h

Em um esforço para neutralizar o discurso de mudança ventilado pelos seus principais adversários na corrida pelo Palácio do Planalto, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) disse nesta quarta-feira (3), em Belo Horizonte, que fará "atualização das políticas" e das "equipes" em um eventual segundo mandato. Esta é a primeira vez que a petista promete mudanças de equipe, caso seja reeleita. Durante a campanha eleitoral, Dilma tem evitado se pronunciar sobre o assunto, deixando de responder a perguntas sobre possíveis equívocos de gestão no primeiro mandato e sobre a permanência de ministros nos seus atuais cargos. "Eu estive na CNI (Confederação Nacional da Indústria) um tempo atrás e naquela circunstância eu declarei que eu considerava tão importante a política industrial e a política de desenvolvimento em geral que eu faria um Conselho de Desenvolvimento ligado diretamente à Presidência da República, e eu reitero hoje, novamente aqui, esse meu compromisso", afirmou Dilma, que cumpre agenda nesta quarta-feira em Belo Horizonte. "Obviamente, novo governo, novas e, necessariamente, atualização das políticas e das equipes". (Record)

Comente agora
03
Set
Candidato ao governo do estado, Rui Costa é entrevistado pelas emissoras que compõe a RBR
Postado por: Anacley Souza / 15:13h

Classificado como pai da mobilidade urbana pelo próprio governador Jaques Wagner, embora considere o título como uma generosidade do governador, o candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, foi entrevistado nesta terça-feira (02) pelas emissoras que compõe a RBR (Rede Baiana de Rádio). Rui é militante do Partido dos Trabalhadores desde sua juventude e foi pioneiro da maior grande greve do Polo Petroquímico de Camaçari em 1985. Com a coligação "Pra Bahia Mudar Mais", o candidato respondeu algumas perguntas. Confira:

Pergunta: Candidato, falando de suas propostas e campanha de governo, qual a sua pretensão caso logre êxito nas eleições vindouras? Quais suas prioridades a frente do estado da Bahia?

Rui Costa: Nossa prioridade é construir uma Bahia moderna. Quero ser o novo governador de uma nova Bahia. Uma Bahia de oportunidades que aponte para o futuro. Em que os baianos possam ter emprego, melhorar a sua renda, ter acesso à saúde em cada região. Uma de minhas propostas é regionalizar a saúde pública no estado e de uma Bahia com mais qualidade na educação, de oportunidade para os novos jovens com o ensino integral e profissionalizante. Na minha concepção, para que a Bahia cresça é necessário de grandes obras de infraestrutura. Nosso estado tem que pensa em projetos grandes que viabilize a renda e o emprego em todas as regiões.

Pergunta: O ensino em período integral é um projeto  discutido por todos os candidatos e algumas cidades em nível de Bahia, já foram implantadas a partir deste ano. Algumas escolas não são condizentes com este tipo de integração, a exemplo de Santo Antônio de Jesus, onde as instituições carecem de infraestrutura adequada. Como será desenvolvido o projeto para que todas as escolas se adeque a nova realidade já que o sistema educacional é bastante deficitário?

Comente agora
03
Set
“Desemprego em 2015 deixa Wagner desesperado”, diz presidente do DEM na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 15:08h

“O desespero bateu forte no governador Jaques Wagner por causa do desemprego do ano que vem!”, observa o presidente do Democratas Salvador, Heraldo Rocha. Segundo ele, “com a derrota do afilhado na Bahia e com mínimas chances de conseguir uma boquinha em Brasília diante da difícil reeleição da presidente Dilma Rousseff, não vai ser fácil para Wagner pagar o caro condomínio do apê de luxo que comprou na encosta da Vitória, um dos metros quadrados mais valorizados do Brasil”. “Pelo jeito, Jaques Wagner vai passar na fossa seus últimos dias no Palácio de Ondina, ouvindo meu ‘Mundo Caiu’, na voz de Maysa. Em 2015, vai acabar a mordomia de andar de helicóptero pra cima e pra baixo. Desempregado, Wagner vai ter que pegar buzu”, diz Heraldo Rocha. Mas o líder democrata consola o governador petista em fim de mandato, lembrando-o do passe livre para idoso. “Pela idade, Wagner vai poder economizar, pois não precisará pagar o buzu. Além disso, logo, logo, ele poderá desfrutar do corredor exclusivo para ônibus que o prefeito ACM Neto (DEM) está fazendo da Lapa ao Iguatemi e vai circular na área sem congestionamento. Relaxe, Barão da Vitória!”, recomenda Heraldo Rocha. (Portal Política Livre)

Comente agora
03
Set
Deboche de Tiririca deveria ser censurado no horário eleitoral?
Postado por: Anacley Souza / 13:59h

Todo tipo de censura deve ser evitada, em nome da liberdade de expressão e do direito individual de se manifestar. Mas algumas situações atiçam o instinto censor de muitas pessoas. No momento, a performance de Tiririca na propaganda eleitoral na TV tem suscitado protestos e levantado uma questão: o conteúdo do horário eleitoral deveria ser controlado para evitar cenas de zombaria e bizarrices em geral? As aparições de Tiririca, candidato a um novo mandato de deputado federal pelo PR de São Paulo, mais parecem um quadro de humor do ‘Zorra Total’. Ele estreou no horário político fazendo uma paródia de um comercial da Friboi, na qual ‘interpretou’ Roberto Carlos e usou, sem autorização, a melodia da clássica ‘O Portão’. O cantor Erasmo Carlos, que compôs a música em parceria com o ‘Rei’, defende que Tiririca pague pelos direitos autorais. Ameaçado de processo, o humorista deixou de exibir o vídeo. Ele acaba de lançar outra produção musical em sua propaganda: um funk ostentação. “Gente, vamos todo mundo dançando, descendo até o chão. Vamos botar pra quebrar. Eu adoro balada. Dança!”, anuncia o candidato antes do início do clipe de seu pancadão. A seguir Tiririca aparece eufórico e rebolativo, entre duas dançarinas, fazendo o ‘V’ de vitória com as duas mãos, em alusão ao seu número, 2222.(Portal Terra)

Um comentário
03
Set
"Estou sendo a vítima, sendo injustiçado", diz acusado de estuprar duas meninas
Postado por: Anacley Souza / 13:53h

Um homem foi preso acusado de estuprar duas meninas em Salvador. De acordo com a polícia, Paulo Alves, 45 anos, abusou de duas crianças, de 11 e 12 anos, e foi reconhecido pelas vítimas. Alves, aposentado devido a uma crise nervosa, nega as acusações e diz que está com a consciência limpa, "Estou sendo a vítima, sendo injustiçado", fala. Alves é acusado de levar uma das meninas para sua residência e ameaçá-la com uma faca. Na casa do acusado, a polícia encontrou vários tipos de arma branca e maconha. Em depoimento, o homem disse que tem hora que tem ataque de fúria e não sabe o que faz, mas Alves afirmou que as acusações são mentirosas e que não há prova do estupro. "Juro por tudo que é mais sagrado, pelo nosso pai que está no céu, por esse ar que respiramos, pela água que bebemos, por essa saúde, juro pela minha visa. E se não acreditar em mim, me mate", fala. O homem afirmou que quando foi preso pensou que era para averiguação por causa de um roubo a uma lotérica, pois estava jogando dama com um suspeito do crime e disse que ficou surpreso com as acusações de estupro. "Estou há três anos sem mulher, mas não estou nessa necessidade toda de pegar e estuprar", diz. De acordo com o policial, existe informação de outras vítimas, mas ainda não foram à delegacia para reconhecer o acusado. (R7 Bahia)

Comente agora
03
Set
Blitze apreendem 76 placas de propaganda irregular em Amargosa
Postado por: Anacley Souza / 13:34h

Blitze de fiscalização recolheram cerca de 1.200 peças de propaganda irregular no interior baiano de candidatos a eleições deste ano, segundo balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que foi divulgado nesta quarta-feira (3). As ações foram comandadas por juízes das zonas eleitorais. Segundo o Tribunal, em Vitória da Conquista, por exemplo, a 41ª zona realizou sete diligências, resultando em total de 162 placas. A 24ª Zona, de Ipiaú, no mês de agosto, recolheu 77 placas e três alto-falantes. A 36ª, de Amargosa, apreendeu 76; a 48ª, de Juazeiro, 250. Na semana passada, foram 294 remoções. Os juízes que autorizam as apreensões têm poder de polícia para realizar as fiscalizações de publicidade irregular nessas eleições. Entre as principais infrações, estão a colocação de faixas, placas e cavaletes fora do tamanho e o horário permitido, que é das 6h às 22h. (G1 Bahia)

Comente agora
03
Set
Propaganda irregular domina Disque Denúncia Eleitoral
Postado por: Anacley Souza / 13:09h

O Disque Denúncia Eleitoral (DDE) recebeu 65 denúncias entre os dias 5 de agosto, quando o serviço foi iniciado, e o dia 26 do mês passado. O número representa apenas 38% dos 172 atendimentos prestados, uma vez que a maioria das chamadas ainda tem como objetivo tirar dúvidas sobre o serviço. Entre as 65 denúncias recebidas, 58 passaram na triagem inicial e foram encaminhadas para a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo. Já para as outras sete o DDE aguarda provas mais concretas. A grande maioria das denúncias (71%) é referente à propaganda eleitoral irregular, na forma de placas, cavaletes e carros de som, enquanto algumas envolvem compras de votos. As denúncias ainda se concentram nos Estados de São Paulo (57%) e Minas Gerais (17%), assim como ocorreu no pleito de 2012. Os outros Estados representam 26% das denúncias. O DDE está em sua quinta edição e recebeu mais de 4 mil denúncias nas eleições municipais de 2012. A expectativa para este ano é de que 10 mil denúncias sejam feitas. O serviço, coordenado pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), faz uma triagem inicial dos chamados - feitos de forma anônima - antes de encaminhá-los à Procuradoria e o cidadão pode acompanhar o processo com um número de protocolo. O horário de atendimento do Disque Denúncia é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h30 às 14h. Os telefones são 4003-0278 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 881 0278 para demais regiões. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
03
Set
Serra, Suplicy e Erundina estão em lista de ministeriáveis de Marina
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:41h

Começa a bolsa de apostas para saber quem integrará o ministério de Marina Silva, caso a tendência nas pesquisas não se altere nos próximos dois meses e ela vença as elições. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, os dirigentes partidários que têm convivido com a ex-senadora afirmam que Marina fará um governo “tipo Itamar [Franco], com as mesmas maluquices, e de transição”. Vai pedir ajuda de “todos os brasileiros para recuperar a política, vai convocar pessoas com experiência e nome limpo”, disse um socialista. Ao repetir que convocará o “banco de reservas” de cada partido, e elogiar repetidamente José Serra, do PSDB, Pedro Simon, do PMDB, Cristovam Buarque, do PDT, e Eduardo Suplicy, do PT, por exemplo, ela já está divulgando a sua lista de ministeriáveis, que começa a tomar forma e atualmente, com nomes de oito legendas, seria a listada abaixo: 

  1. Walter Feldeman (Rede-SP) – Casa Civil
  2. Beto Albuquerque (PSB-RS) – Transportes
  3. Cristovam Buarque (PDT-DF) – Educação
  4. José Serra (PSDB-SP) – Saúde
  5. Eduardo Suplicy (PT-SP) – Direitos Humanos
  6. Sergio Xavier (PV-PE) – Meio Ambiente
  7. João Paulo Copobianco (Rede) – Cidades
  8. Eduardo Giannetti – Fazenda
  9. Miro Teixeira (Pros-RJ) – Comunicação
  10. Neca Setubal (Rede) – Cultura
  11. Luiza Erundina (PSB-SP) – Desenvolvimento Social
  12. Roberto Freire (PPS) – Justiça
  13. Pedro Simon (PMDB-RS) – Relações Exteriores
Comente agora
03
Set
Wagner diz que Souto é 'funcionário empresa de família'
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:33h

“Funcionário empresa de família” e pessoa que “pensa pequeno” foram algumas das qualificações atribuídas ao candidato ao governo Paulo Souto (DEM) pelo governador Jaques Wagner na última terça-feira (2). As declarações foram ouvidas pelos repórteres logo após Wagner inaugurar a 29ª Delegacia Territorial de Polícia, no subúrbio ferroviário de Plataforma. Em clara referência à relação do democrata com o falecido ex-governador da Bahia Antonio Carlos Magalhães (ACM), o governador petista alegou que Souto não teria “status” para voltar a ser governador, segundo o jornal A Tarde. "Vou repetir: o cidadão é funcionário de família, nunca teve trajetória construída por ele próprio. Sempre viveu de favor dos outros e por isso pensa pequeno. Ele próprio se declarou um homem cauteloso. Aquilo não é cauteloso, aquilo é, me perdoe a expressão, falta de vontade política", disse Wagner, de acordo com o jornal. Ele continuou seu discurso afirmando que o candidato do DEM faz apenas o “feijão com arroz, coisa que a Bahia está cansada”, e falou que a imagem de ACM já foi substituída por um “novo patrão”: o atual prefeito ACM Neto (DEM).

Comente agora
03
Set
Comitê petista declara arrecadação de R$ 116 milhões
Postado por: Letícia Oliveira / 10:30h

O comitê pela reeleição da presidente Dilma Rousseff declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma arrecadação de R$ 116 milhões na segunda prestação parcial de contas da campanha. Declarou ainda que, dessa quantia, gastou R$ 52 milhões. Os principais itens de despesas do PT foram os gastos com divulgação e propaganda. Quatro anos atrás, quando Dilma disputou a Presidência pela primeira vez, o PT havia arrecadado, no mesmo período de campanha, R$ 39,5 milhões – o valor é nominal, não leva em conta a inflação do período. Na semana passada o tesoureiro da campanha do tucano Aécio Neves, José Gregori, disse que a previsão de contribuições a ser declarada na segunda prestação de contas parcial seria quatro vezes maior do que os R$ 11 milhões registrados na primeira parcial, ou seja, cerca de R$ 44 milhões. Os valores poderiam chegar, afirmou Gregori, até a R$ 60 milhões. Os números oficiais devem ser divulgados nos próximos dias. A candidata do PSB, Marina Silva, que entrou na disputa depois da morte de Eduardo Campos em um acidente de avião, ainda não prestou contas. Segundo Bazileu Margarido, integrante da coordenação da campanha de Marina, os gastos e arrecadação de Campos ficaram em torno de R$ 20 milhões. Coordenadores da campanha petista avaliaram o volume de recursos como acima das expectativas.

Comente agora
03
Set
Otto Alencar critica Congresso: "Senadores estão parecendo múmias"
Postado por: Letícia Oliveira / 10:05h

O Congresso Nacional foi alvo de críticas do candidato do PSD ao Senado, Otto Alencar, em entrevista à Rede Record Bahia, nesta quarta-feira (3). "Falta vontade, liderança, de quem está interessado em que os recursos protelatórios na parte criminal renda dinheiro para quem está interessado nisso. O Congresso tem esse débito com a sociedade brasileira, e o Congresso Nacional precisa de renovação. Não pode ficar naquela tabelinha de passar só para senadores que estão lá parecendo múmias há mais de 30, 40 anos", afirmou. Durante a entrevista, o vice-governador disse que o problema do Brasil é a impunidade, e citou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), como um exemplo. Ele lembrou de dois momentos que o senador viajou usando recursos do estado. "A imprensa denunciou e não aconteceu nada. Tem que ter impunidade do colarinho branco ao crime comum. É necessário radicalizar nesse aspecto, ou radicaliza, ou então não haverá governador no Brasil que dê segurança ao povo brasileiro com bandidos tendo plenos diretos no código penal, e cidadão exposto à criminalidade", ressaltou. 

Comente agora
03
Set
Aécio chama Marina de metamorfose ambulante e acusa plágio
Postado por: Letícia Oliveira / 10:01h
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, chamou a ex-senadora e adversária pelo PSB na corrida eleitoral, Marina Silva, de “metamorfose ambulante” e a acusou de plagiar trechos do Programa Nacional de Direitos Humanos de 2002, na gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), no atual programa de governo da candidata. “O improviso não é o melhor conselheiro. Estamos vendo de um lado um governo que reage ao índice das suas pesquisas alternando suas convicções, o que não é bom, e age até com certo desespero, e, do outro lado, o que vejo é uma candidata que mais se assemelha a uma metamorfose ambulante que altera as suas convicções ao sabor das circunstâncias”, criticou. Aécio convocou uma entrevista coletiva ao lado de FHC horas antes de sair nova pesquisa Ibope apontando alta de Marina sobre a candidata Dilma Rousseff (PT) e nova queda do tucana na disputa. Ao lado de FHC, o senador mineiro não poupou críticas a Dilma, mas acentuou o tom dos ataques a Marina –a qual fez questão de associar a posicionamentos adotados em sua época petista, quando foi senadora e ministra do governo Lula. Nesse aspecto, lembrou que Marina votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2003, e ainda “se calou diante das denúncias de mensalão (petista) e permaneceu no governo”.
Comente agora
03
Set
Dilma não participa da série de entrevistas no Jornal da Globo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:23h

A presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, não participou da série de entrevistas do Jornal da Globo com os principais candidatos à Presidência. É a primeira vez que um candidato à Presidência não comparece à entrevista desde o início da série, em 2002. Pelo sorteio, Dilma seria entrevistada pelos jornalistas William Waack e Christiane Pelajo na noite desta terça-feira (2). Não foi informado o motivo da decisão de a candidata não participar. Na edição desta terça, os apresentadores leram no ar as perguntas que seriam feitas a Dilma e que ficaram sem resposta. São elas:

1. Os últimos índices oficiais de crescimento indicam que o país entrou em recessão técnica. A senhora ainda insiste em culpar a crise internacional, mesmo diante do fato de que muitos países comparáveis ao nosso estão crescendo mais?

2. A senhora continuará a represar os preços da gasolina e do diesel artificialmente para segurar a inflação, com prejuízo para a Petrobras?

Comente agora
03
Set
Feliciano sugere que Pastor Everaldo abandone o barco e apoie Marina Silva
Postado por: Letícia Oliveira / 08:19h

Será? O deputado Marco Feliciano (PSC) vai sugerir ao Pastor Everaldo, colega de partido, que desista da candidatura à Presidência para apoiar a candidata Marina Silva. "Neste momento, dadas as circunstâncias, se eu estivesse no lugar do Pastor Everaldo, eu pensaria em declinar da campanha e migrar para Marina, para não haver divisão no meio cristão", disse ele ao Estadão. Feliciano se notabilizou ao presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e apresentar uma série de propostas contrárias à causa gay. Um dos grandes desafetos do deputado é o também deputado Jean Wyllys (PSOL). "Neste momento, Dilma já deu motivos para todo o movimento cristão para ir com Marina", afirmou Feliciano. O deputado e pastor comentou sobre mudança no programa de governo de Marina Silva, quando a campanha da candidata alterou o capítulo LGBT e gerou polêmica. "Marina quis dizer, na mudança do projeto de governo, que não vai influenciar as crianças na escola. Uma coisa é você ensinar a criança a não ser preconceituosa. Outra coisa é você doutrinar a criança e dizer a ela que tudo isso é tranquilo e que ela pode inclusive experimentar. Nesse quesito, Marina foi clara. A presidente Dilma, não", completou. Será que o Pastor Everaldo vai abandonar o barco? (Metro1)

Comente agora
03
Set
Candidatos mais calam que falam sobre aborto e direitos gays
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:10h

Descriminalização do aborto. Casamento civil igualitário. Reconhecimento de identidade de gênero. Estes são apenas alguns dos assuntos que Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) preferem deixar de lado na hora de discutir suas propostas. Seja por medo de perder o apoio de eleitores e parceiros mais conservadores, seja por ideologias pessoais ligadas à religião, os presidenciáveis dão voltas e mais voltas com as palavras quando recebem algum desses questionamentos. Pensando nisso, o Terra analisou os três programas de governo para tentar encontrar posicionamentos mais claros sobre os temas. 

Dilma Rousseff 

O programa da candidata à reeleição é o mais raso em relação a essas questões. O texto diz apenas que “a luta pelos direitos humanos se mantém, sempre, como prioridade, até que não existam mais brasileiros tratados de forma vil ou degradante, ou discriminados por raça, cor, credo, orientação sexual ou identidade de gênero”. Não existe, porém, nenhuma proposta concreta e nenhuma citação aos termos “aborto”, “homossexual”, “gay”, “transexual”, “homofobia” ou “LGBT". 

Aécio Neves 

Comente agora
03
Set
Paulo Souto defende ponte Salvador-Itaparica utilizando recursos privados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:48h

Na sabatina realizada pelo Projeto Vota Bahia, uma parceria dos grupos ATarde, Aratu e Metrópole, nesta terça-feira (2), o candidato do DEM ao governo do estado, Paulo Souto, reafirmou a importância da construção da ponte Salvador-Itaparica. Questionado pelo jornalista Biaggio Talento sobre o tema, o democrata afirmou que o projeto deverá ser executado inteiramente com recursos privados. "Minha posição tem sido muito simples e muito clara. Esse projeto quando surgiu, ele surgiu com a ideia de que ele seria inteiramente financiado pelo setor privado. É um projeto que tem um valor excepcionalmente alto. Há quem fale entre 7 a 8 bilhões de reais, mas já ouvi opiniões que dizem que esse projeto pode ser muito mais alto. Já se fala que ele será feito predominantemente com recursos públicos. A pergunta que eu não sei responder é: que recursos seriam esses que iriam assegurar um projeto de 8 bilhões de reais, sendo esse um projeto importante para o governo federal?", indagou o candidato. Ele afirmou que deve existir um estudo completo para que seja realizada uma análise do impacto ambiental da obra. "Se tiver uma equação financeira com recursos públicos predominante federais, não há porque deixar de executar esse projeto, desde que ele seja um projeto ambientalmente sustentável. Isso se existem efetivamente assegurados esses recursos", completou.

Comente agora
03
Set
Proporção de eleitores com 16 e 17 anos é a menor em 20 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:13h

Dos 142,8 milhões de brasileiros que vão votar nas eleições deste ano, 1,6 milhão têm 16 ou 17 anos, o que representa 1,1% do total, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este percentual é o mais baixo apresentado no Brasil em 20 anos. Nas eleições presidenciáveis de 1994, 2,3% dos eleitores eram menores de idade (2,4 milhões de pessoas). O índice caiu em 1998 para 1,8% e voltou a subir nas duas eleições presidenciáveis seguintes. Em 2002, 2,2 milhões de brasileiros com 16 ou 17 anos estavam habilitados para votar - ou 1,9% da popoulação. Quatro anos depois, em 2006, o percentual subiu para 2%. A queda apenas começou em 2010, com 2,4 milhões de menores de idade votando (1,8%). Em comparação a 2014, o total de eleitores entre 16 e 17 anos votando sofreu uma redução de mais de 30%. Em entrevista ao G1, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, afirmou que a redução do eleitorado jovem nestes últimos 4 anos tem razões de ordem "técnica", uma vez que houve envelhecimento da população brasileira.

Comente agora
03
Set
Crescimento de Marina entre os evangélicos é natural, diz pastor Everaldo
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:48h

O candidato do PSC à Presidência da República, Pastor Everaldo, parece não estar surpreso com o aumento das intenções de votos de Marina Silva entre os eleitores evangélicos. Questionado sobre os números da mais nova pesquisa do Ibope, Everaldo disse que é “natural” que a candidata do PSB ganhe a confiança desse grupo de religiosos. “Todos os candidatos recebem votos de evangélicos, que são eleitores comuns. Então, isto é um movimento natural. Nós fazemos campanhas para todos os brasileiros.” No início da campanha eleitoral Pastor Everaldo tinha 3% das intenções de voto nacional, separados por religião, ele teria 8% dos votos dos evangélicos. Com a entrada de Marina ele perdeu quatro pontos entre os fiéis protestantes. Apesar dos números, Everaldo segue confiante e diz que é cedo para definir os resultados das eleições presidenciais. “A pesquisa retrata um momento. Ainda é cedo, temos mais 40 dias de campanha e as pessoas estão conhecendo os candidatos. Isso só será definido no dia da apuração.” Everaldo conta com o apoio político de grandes nomes dentro do segmento evangélico, entre eles o pastor Silas Malafaia que já revelou que irá votar no candidato do PSC no primeiro turno. Malafaia tem os mesmos posicionamentos que o candidato cristão, como a não aprovação do aborto, a união civil apenas como está na Constituição (entre homem e mulher), a não liberação das drogas e outros. Quem também apoia Everaldo Pereira é o senador Magno Malta (PR-ES) que chegou a afirmar que este é o “único candidato que representa os evangélicos” por defender abertamente os valores morais cristãos. Com informações de G1

2 comentários
02
Set
Viúva diz que Brasil "jamais será o mesmo" sem Eduardo Campos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:52h

Em sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem a Eduardo Campos, a viúva do ex-governador de Pernambuco, Renata Campos, agradeceu nesta terça-feira (2) a "força e o carinho", dizendo que, "sem isso, seria insuportável". E acrescentou que, sem Eduardo, o "Brasil jamais será o mesmo". "Queremos agradecer a todos que estão para prestar homenagem a Eduardo, aqui nesta Casa onde fez amigos, exerceu a boa política, defendendo o seu povo em busca de justiça social", disse ao ler um breve discurso. Renata foi acompanhada dos cinco filhos, além da mãe de Campos, Ana Arraes, ministra do TCU (Tribunal de Contas da União). Ao microfone, os parlamentares se revezavam em discursos elogiosos a Campos. Na sessão comandada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também foi homenageado o ex-deputado Pedro Valadares Neto, morto no mesmo acidente que Campos.

Comente agora
02
Set
Incêndio destrói vegetação e atinge laboratório da UESB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:26h

Um incêndio destruiu parte de uma grande área de vegetação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, a 520 km de Salvador, na tarde desta terça-feira (2). O fogo alto assustou alunos, professores e funcionários que estavam na universidade. O corpo de bombeiros esteve no local para controlar as chamas. Ainda de acordo com a UESB, nos espaços atingidos pelo fogo existem laboratórios e projetos experimentais, principalmente do curso de agronomia. A universidade ainda vai fazer um levantamento dos danos causados pelo incêndio. Segundo a instituição, ainda não há informações sobre a causa do incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio da UESB foi controlado depois de mais de três horas. A área atingida estimada é de 200 metros. (G1)

Comente agora
02
Set
Pesquisa IBOPE aponta Marina como favorita em São Paulo e Rio de Janeiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:48h

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) aponta as intenções de voto dos eleitores do estado de São Paulo na corrida para a Presidência da República. 

Entre os eleitores paulistas, o resultado é:

  1. Marina Silva (PSB) - 39% das intenções de voto
  2. Dilma Rousseff (PT) – 23%
  3. Aécio Neves (PSDB) – 17%
  4. Pastor Everaldo (PSC) – 2%
  5. Eduardo Jorge (PV) - 1%
  6. Outros com menos de 1% - 1%
  7. Brancos e nulos - 7%
  8. Não sabe ou não respondeu - 10% 

Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix(PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi(PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) não atingiram individualmente 1%, mas juntos somam 1%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Foram entrevistados 1.806 eleitores do estado de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número 00021/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00492/2014. 

Veja abaixo os números do Ibope para a pesquisa no estado do Rio de Janeiro:

Comente agora
02
Set
SAJ: Cartazes de propaganda eleitoral colados em tapumes de igreja causa revolta aos moradores
Postado por: Anacley Souza / 17:21h

Um internauta que não quis ser identificado entrou em contato com o Portal Voz da Bahia para reclamar da falta de respeito de alguns políticos da região, em relação aos cartazes que estão sendo colados em locais impróprios. Segundo ele, vários cartazes de um político foram colados nos tapumes da construção da Igreja de São José do Andaiá em Santo Antônio de Jesus. “Amanheceu assim essa poluição visual. Ajudar ninguém quer. O engraçado é que o slogan escrito nos anúncios é "educação em primeiro lugar", será que esse tipo de ação vem de pessoas que realmente estão preocupados com a educação?” Questiona o leitor.

Reportagem Voz da Bahia/ Foto: Leitor

Cartazes colados em tapumes da construção da igreja

Um comentário
02
Set
Propaganda de Dilma compara Marina a Collor e Jânio Quadros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:26h

A campanha de Dilma Rousseff (PT) decidiu subir o tom das críticas a Marina Silva (PSB/Rede) durante as propagandas depois que a socialista apareceu empatada com a petista na última pesquisa Datafolha de intenções de votos. No vídeo que foi ao ar no horário eleitoral gratuito desta terça-feira (2), Marina é comparada aos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor, que teriam sido eleitos como “salvadores da pátria”, mas deixaram a Presidência por não conseguir apoio. Primeiro, a propaganda afirma que para aprovar um projeto de lei, são necessários 129 deputados na Câmara, enquanto a candidata do PSB só teria 33. Em seguida, o vídeo mostra imagens de notícias sobre Quadros – que renunciou em 1961 – e Collor – que sofreu impeachment em 1992 – enquanto diz que "duas vezes em sua história, o Brasil elegeu salvadores da pátria, chefes do partido do eu sozinho". "E a gente sabe como isso acabou. Sonhar é bom, mas eleição é hora de botar o pé no chão e voltar à realidade", conclui o locutor. O trecho que alfineta Marina Silva pode ser visto no vídeo abaixo, a partir de 9 minutos e 22 segundos. (BN)

Um comentário
02
Set
PT chama tucanos de desesperados em propaganda de rádio
Postado por: Anacley Souza / 15:05h

O programa de rádio da campanha da presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira, 02, uma provocação ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, que perdeu o segundo lugar nas pesquisas para a ex-senadora Marina Silva (PSB). No início do programa petista, que se seguiu ao do PSDB, o locutor avisa: "Agora que terminou o programa dos desesperados vai começar o programa de quem tem propostas para o Brasil seguir mudando para melhor". A propaganda do PT foi centrada em realizações do governo federal nas áreas de mobilidade, educação e habitação. Também teve participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No rádio, Aécio procurou se apresentar como alternativa mais "experiente" que Marina, entre os adversários de Dilma. A candidata do PSB prometeu "reparar injustiças históricas" e pediu contribuições dos eleitores para a campanha, a fim de evitar a dependência de "grandes doadores".(Estadão Conteúdo)

Comente agora
02
Set
Horário eleitoral deve voltar a ser ao vivo, defende jurista
Postado por: Anacley Souza / 13:55h

O jurista Ives Gandra, professor emérito da Universidade Mackenzie, defendeu, em artigo publicado nesta terça-feira (2) no jornal Folha de S. Paulo, que o horário eleitoral gratuito deveria voltar a veicular programas ao vivo e não gravações. Para defender sua teoria, Gandra relembra o tempo em que atuava no campo político, de onde saiu após a promulgação do Ato Institucional nº. 2, em 1965, ano que o horário político foi instituído, durante o regime militar, que determinou o fim de diversos partidos políticos. “O eleitor avaliava os candidatos por aquilo que eram, sem a intervenção de marqueteiros”, argumenta ele, que presidiu um colégio de presidentes de diretórios de partidos para pressionar as emissoras a manter os programas ao vivo. Gandra afirma também, no artigo, que “os horários gratuitos tornaram-se uma indústria de marqueteiros, em que o de menos verdadeiro existe é a imagem que criam de seus candidatos, todos eles predestinados por sua ‘honestidade, competência, descortínio, cultura e inteligência’”. O jurista ainda qualifica os atuais programas como “cinematografia”, nos quais os candidatos ganham “perfil de herói dos personagens de hollywoodianos". (Bahia Notícias)

Comente agora
02
Set
Rui Costa promete investir para fazer de Feira de Santana um pólo de negócios
Postado por: Anacley Souza / 13:45h

Rui Costa, candidato a governador da Bahia pelo PT, destacou a importância estratégica de Feira de Santana no cenário estadual e garantiu que pretende investir muito para que a cidade se consolide como um polo de atração de novos negócios. Ele convidou a população a estar presente no comício que a chapa majoritária vai realizar em Feira, na quinta-feira (4/9) à noite. “Já saiu a duplicação das BRs 101 e 116 e nós vamos implantar o transporte de passageiros via trem, entre Salvador e Feira, com um ramal ferroviário que será interligado com o metrô da capital. Isto aumentará sobremaneira a capacidade logística do município, criando mais facilidades para o seu desenvolvimento e de toda a microrregião feirense”, declarou Rui Costa. O candidato, junto com Otto Alencar (candidato ao Senado) participou de caminhada em Feira de Santana, que saiu da Praça da Matriz e foi até a Avenida Getúlio Vargas. Os dois candidatos conversaram com as pessoas durante o trajeto, parando para trocar ideias, ouvir sugestões e reivindicações e apresentar as propostas de ambos para Feira de Santana e região. Otto Alencar chamou a atenção para as obras e benefícios que o governo estadual tem carreado para Feira nos últimos anos e deu o exemplo do processo de melhoria e ampliação do aeroporto local, que passará a ter condição de receber cargas, “tudo isto para transformar a Princesa do Sertão num grande polo de desenvolvimento e de geração de emprego e renda, com o apoio logístico de mais estradas, da ferrovia e do aeroporto”. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
02
Set
S. A. de Jesus: Segundo presidente da Câmara, prefeitura municipal será questionada a respeito das obras da UPA
Postado por: Letícia Oliveira / 12:13h

Um dos assuntos debatidos na sessão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus ontem, segunda-feira (01), foi a saúde do município. Em entrevista a Recôncavo FM, o presidente da Câmara, Marcos Có, explicou que esse tema tem incomodado os vereadores, pelo fato de constantemente ter sido noticiado a falta de medicamentos nos postos de saúde da família. “Usei esse expediente ontem para dizer que a gestão já tem um ano e oito meses, e pelo prazo que a Câmara já deu e maneira como tem caminhado, precisa ser resolvida. Eu posso pagar um plano de saúde, mas o povo que não pode pagar, o que vai fazer? Estou muito triste com essa situação”, declarou. Segundo ele, a comissão de saúde e educação vai começar a visitar os postos novamente para que possa ajudar e resolver essa situação. “É um trabalho do Poder Legislativo estar acompanhando toda a situação municipal para ajudar o povo de Santo Antônio de Jesus que tem sofrido muito”, destacou, acrescentando que a situação da zona rural também é complicada, inclusive as pessoas estão tendo muitas dificuldades em se locomover ao centro da cidade. Marcos ressaltou que é lamentável a situação.

Obras da UPA: Durante a sessão o presidente do Conselho Municipal de Saúde falou sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que já era pra ter sido inaugurada há muito tempo. A respeito disso, Có comunicou que a Câmara fará um ofício pedindo informações a Secretária de Saúde, pois até hoje não se realizou a inauguração da UPA. “Outro dado importante que Lessa trouxe foi o questionamento da existência de R$ 746mil numa conta há um ano para a construção de novos postos de saúde, que até agora não foi feito”, comentou. Ainda de acordo com ele, a prefeitura alega que a demora está na licitação e topografia, e diante disso ele questiona: “Será que em um ano de dinheiro em conta, não se deu tempo para legalizar e arrumar esses postos?”.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
02
Set
Conselho de política penitenciária recomenda fim de revista íntima
Postado por: Letícia Oliveira / 11:25h

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária publicou uma resolução no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (2) em que recomenda o fim da revista íntima em presídios. No texto, o Conselho, que é ligado ao Ministério da Justiça, diz que "são vedadas quaisquer formas de revista vexatória, desumana ou degradante", entre elas o desnudamento total ou parcial de presos ou visitantes. A resolução não tem força de lei, segundo o Ministério da Justiça, e serve como orientação para que os estados comecem a abolir a revista íntima nos presídios. Ainda segundo o texto, a revista deverá ser feita com equipamento eletrônicos, como, por exemplo: detectores de metais, aparelhos de raio-x, scanner corporal ou,  de acordo com a resolução, outros equipamentos de segurança "capazes de identificar armas, explosivos, drogas ou outros objetos ilícitos". Em casos excepcionais, deve ser feita a revista manual. A justificativa para a medida é "preservar a integridade física, psicológica e moral da pessoa revistada". Recentemente, o estado de São Paulo já havia aprovado lei pondo fim à revista ínitma. O estado do Ceará também já adotou a medida. (G1)

Comente agora
02
Set
'Nem interferi neste processo', diz Marina, sobre mudança no programa para público LGBT
Postado por: Letícia Oliveira / 10:30h

A candidata a Presidência da República Marina Silva (PSB) disse nesta segunda-feira (2), em entrevista ao Jornal da Globo, que a mudança do capítulo sobre as políticas voltadas para o público LGBT em seu programa de governo foi um “erro de processo”. “A equipe do programa de governo foi quem fez a correção. Eu nem interferi nesse processo”, afirma. A ex-ministra relatou que houve duas falhas, uma delas referente à energia nuclear, que inicialmente, informava como proposta “ampliar a participação da energia nuclear na matriz energética brasileira”. “E a outra foi que o documento que foi encaminhado como contribuição pelo movimento LGBT, não foi considerado documento da mediação do debate, foi um documento tal qual eles enviaram. Vários setores mandaram contribuições e obviamente que nenhum setor colocou 100% das propostas que colocou”, explicou. Perguntada se era a favor do casamento gay, Marina usou a Constituição para dizer que “ela tem uma diferenciação em relação ao casamento”, que é utilizado “para pessoas de sexo diferente”. "A manchete seria: Marina Silva é a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo", rebateu.

Comente agora
02
Set
Planalto deve pedir urgência para tramitação da Lei Geral das Religiões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:10h

O Planalto prepara medidas para conter o avanço de Marina Silva (PSB) na corrida presidencial, dentre elas o resgate da do projeto da Lei Geral das Religiões, que atende a uma das principais bandeiras da bancada evangélica. O plano do governo Dilma é desengavetar o projeto, que está na comissão do Senado e pedir, ainda nesta semana, pedido de urgência para a votação do texto. A proposta, lançada em 2009 pelo deputado federal George Hilton (PRB-MG), dispõe mecanismos para o livre exercício das religiões, além de benefícios às instituições religiosas, inclusive imunidade tributária, a não-exigência de vínculos empregatícios para os fiéis que realizam serviços nos templos e proteção especial contra desapropriação e penhora de bens. Por conta de uma emenda, acrescentada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em 2013, que pede o registro da entidade como personalidade jurídica, a matéria sofreu críticas, já que as religiões de matriz afro-brasileira são de estrutura familiar. Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Comente agora
02
Set
PSOL é o partido com o maior número de candidatos aos governos no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:32h

O PSOL é o partido que está concorrendo em mais estados do país para o cargo de governador. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla busca o cargo em 26 estados. O único estado em que não há participação de um candidato do PSOL é o Amapá. O PMDB é o segundo no ranking dos partidos com maior representação nos estados. Candidatos do partido estão concorrendo em 18 estados do país. Em seguida, está o PT, em 17 estados, e o PCB, em 14 estados. Dos 32 partidos competindo pelas vagas de governador, 8 siglas têm candidatos em apenas um estado. São eles: PC do B, PEN, PPS, PRB, PSL, PT do B, PTB e SD. No total, 168 candidatos buscam as 27 vagas de governador no país.  (G1)

Comente agora
02
Set
Empresa de vigilância pagou despesas de avião de campanha do PSB
Postado por: Letícia Oliveira / 09:21h

A empresa que pagou as despesas operacionais do avião usado pelos candidatos do PSB à Presidência, Eduardo Campos e Marina Silva, nos primeiros meses de campanha eleitoral, funciona em uma casa simples na periferia de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana de Recife. Registrada oficialmente como firma de vigilância, a Lopes & Galvão Ltda. aparece como pagadora de serviços de parqueamento e atendimento para a aeronave PR-AFA, prestados pela Líder Táxi Aéreo. O site O Globo localizou Genivaldo Galvão Lopes e Luciene Lindalva Lopes, donos da empresa, na casa onde vivem há pelo menos uma década e que funciona como sede da empresa, no bairro Tiúma, antiga vila operária da cidade. Primeiro, os dois negaram ter pagado despesas da aeronave, dando a entender que a firma deles poderia ter sido usada indevidamente. Nesta segunda-feira, por meio de um advogado, Genivaldo mudou a versão e informou que “pode ter realizado pagamentos a pedido de outras pessoas”. No entanto, preferiu não identificá-las, sob a alegação de que o fará apenas quando for “intimado por autoridades competentes para prestar esclarecimentos”. — A gente não tem nada a ver com isso, somos pessoas decentes — disse Luciene, ainda na tarde de domingo. — Eu não gosto nem de avião — completou o marido, na ocasião. 

Comente agora
02
Set
Candidatos têm até hoje (2) para apresentar a 2ª parcial de prestação de contas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:21h

Termina hoje, 2 de setembro, o prazo para que todos os candidatos que concorrem às eleições deste ano (inclusive aqueles que renunciaram, foram substituídos ou tiveram seus registros indeferidos) bem como comitês financeiros e os diretórios partidários estaduais, apresentem a segunda prestação de contas à Justiça Eleitoral. O documento deve conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores. Os dados serão divulgados pela Justiça Eleitoral a partir do dia 6 de setembro, podendo ser acessado pelo público em geral no site do Tribunal Regional Eleitoral - BA. A apresentação da prestação de contas parcial deve ser feita exclusivamente pela internet. Havendo necessidade, a segunda prestação só poderá ser retificada até o prazo inicial fixado para a apresentação da prestação de contas final, ou seja, 06 de outubro. Em caso de retificação da segunda prestação de contas parcial, além do envio eletrônico à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), deve-se imprimir o Extrato da Prestação de Contas que será gerado pelo sistema. Por fim, e após juntada das justificativas e dos documentos que comprovem as alterações realizadas, o mencionado extrato deverá ser protocolizado no TRE-BA, contendo as assinaturas do prestador de contas, do advogado e do contador.

Comente agora
02
Set
Ao sair de debate, Dilma diz Aécio que ele 'não vai sentar' em sua cadeira
Postado por: Letícia Oliveira / 09:12h

Ao sair do debate entre os candidatos à Presidência da República, realizado no SBT na tarde desta segunda-feira (1º), a presidente Dilma Rousseff (PT) fez uma provocação a Aécio Neves, que concorre ao cargo pelo PSDB. “Você está querendo sentar na minha cadeira, né Aécio? Mas não vai sentar não”, disse, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. Na última pesquisa Datafolha, o tucano aparece com 15% das intenções de voto, depois de uma queda de 5% em relação ao levantamento anterior. Questionada sobre o fato de Aécio ter “poupado” Marina Silva (PSB/Rede), Dilma ainda afirmou: “É, e veio pra cima de mim”, apontou ela, que também fez críticas à adversária. “Quando se quer ser presidente, não se resolve os problemas com discurso, com conversa, na mágica”, disse. Marina também protagonizou um momento inusitado durante os bastidores do debate. Depois de já ter falado com o ex-governador mineiro, e já posicionada ao lado dele na bancada do estúdio, disse para o concorrente: “Vamos nos cumprimentar de novo? Lá ninguém viu”.

Comente agora
02
Set
Coordenador do núcleo LGBT deixa campanha de Marina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:11h

O coordenador do núcleo LGBT da campanha presidencial do PSB, Luciano de Freitas, deixou o posto, depois da decisão da candidatura de rever pontos do programa de governo voltados aos direitos dos gays. Freitas, que faz parte da Diretório Nacional do PSB, afirmou que a decisão já havia sido tomada na semana passada.  "Eu já estava decidido a sair porque estava sem tempo e depois desses contratempos todos", disse. O coordenador do núcleo LGBT, que é de Pernambuco, justificou que pretende se dedicar à campanha do candidato do PSB ao governo do estado, Paulo Câmara, e da candidata a deputada estadual Laura Gomes. Freitas se recusou a comentar a decisão da campanha de publicar uma errata do programa de governo retirando o trecho do documento que defendia a aprovação de lei que criminaliza a homofobia e a proposta de colocar na constituição o direito ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. "Prefiro não falar", disse.

Comente agora
02
Set
Confira a agenda dos candidatos ao governo da Bahia para esta terça-feira (02)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:08h

Os candidatos ao governo do estado da Bahia tem agendas diversas nesta terça-feira (02). Rui Costa (PT) grava programa eleitoral pela manhã e concede entrevistas à tarde, antes de partir para campanha no interior, nos municípios de Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria e Irará. Paulo Souto (DEM) participa de encontro com funcionários públicos às 10 horas e grava programa eleitoral pela tarde. Rogério Da Luz (PRTB) concede entrevista à rádio pela manhã e grava programa eleitoral no resto do dia. Marcos Mendes (PSOL), concede entrevista para rádios durante o dia. Renata Mallet (PSTU) dá entrevista para rádios pela manhã, além de fazer panfletagem junto a trabalhadores do judiciário federal de tarde e se reunir com apoiadores de campanha à noite. Já Lídice da Mata (PSB) participa de reunião com representantes do setor de saúde pela manhã antes de viajar a Brasília, onde participa da votação de projetos em pauta.

Comente agora
02
Set
Câmara de Vereadores de Stº. Antº. de Jesus adquire mais sete veículos plotados para serviços do Legislativo
Postado por: Letícia Oliveira / 08:27h

Na noite de ontem, segunda-feira (01), aconteceu mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, onde foi divulgado a aquisição de sete novos veículos plotados, que prestarão serviços aos vereadores e ao Poder Legislativo Municipal como um todo. Os carros foram entregues ontem. O presidente da Câmara, Antônio Marcos Araújo Lessa, o conhecido Marcos Có, em entrevista a Andaiá FM, informou que foi possível a aquisição de sete veículos para serem entregues aos vereadores, após ser possível economizar um recurso, “no mês de julho conseguimos fazer uma aceitação e entregamos os veículos, agora completando quatorze carros, já que tínhamos mais sete em serviço”, completou. Segundo ele, para definir e dar uma instabilidade e moral aos vereadores, que viajam muito e trabalham muito, cada um deles terá um carro a sua disposição. Marcos comentou que são seis carros locados para a Câmara, e os oito restantes são comprados. O edil salientou que foi aprovado um projeto de lei que regulamenta o uso desses meios de transporte, que só podem ser dirigidos por vereadores ou funcionários efetivos e comissionados, desde que cada um esteja autorizado pelo gabinete de cada edil e também possuam CNH. “Regulamentamos esse projeto para que tenhamos uma responsabilidade maior, um bem público, então fizemos a reunião, mostramos que era importante essa regulamentação. Eles entenderam e aceitaram”, disse, acrescentando que o carro é para uso exclusivo do serviço dos vereadores, não podendo transportar familiares. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
02
Set
Lídice e Marina traçam estratégias de crescimento na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 08:17h

A candidata do PSB ao governo baiano pela coligação “Um Novo Caminho para a Bahia”, Lídice da Mata, esteve reunida com a presidenciável Marina Silva, nessa segunda-feira (1/9), para definir os rumos de sua campanha na Bahia e fortalecer o apoio da ex-seringueira à sua candidatura no estado. Também foram discutidas datas para que a candidata à presidência visite o território baiano. A equipe de campanha do PSB na Bahia não anunciou as possíveis datas. Nesta terça-feira (2), a socialista participa de um café da manhã com representantes da associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), às 8 horas. Lídice, que ainda atua como senadora – a primeira eleita pela Bahia – viaja às 11 horas para Brasília onde dará seguimento às suas funções. Ela participa da votação de projetos em pauta e deve retornar a Salvador amanhã, mesmo dia em que está previsto a chegada do ex-presidente Lula para comício com o candidato petista Rui Costa. Nessa segunda-feira a candidata reforçou que uma de suas principais bandeiras será a educação em tempo integral, a segurança pública e a saúde.

Comente agora
02
Set
"A PM é um grande celeiro eleitoral", diz Eliana Calmon
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:16h
A candidata ao Senado, Eliana Calmon (PSB), criticou em entrevista nesta terça-feira (2), o papel da União diante do problemas da segurança pública. “Ela não faz absolutamente nada pela da segurança pública. A não ser quando existe um grande problema no estado que eles mandam essas tropas nacionais, que são caríssimas. Temos que ter princípios da segurança pública que venham da União, que devem ser desenvolvidos pelo estado e município”, disse em entrevista à reportagem da Record Bahia. E continuou: “A Polícia Militar no Brasil é um nó que ninguém consegue desatar. É um grande celeiro eleitoral e cada um tem um pedaço, não se quer mexer na Polícia Militar”, disparou. Ainda na oportunidade, a postulante também comentou sobre o crescimento da presidenciável Marina Silva no eleitorado, segundo as pesquisas. “Marina Silva é um fenômeno da mudança que está havendo na sociedade brasileira. A sociedade brasileira mudou e o político não percebeu. A sociedade já vem demonstrando que não quer a velha política. Que não aguenta mais a corrupção. Existe uma revolta.
Comente agora
02
Set
PSB se diz 'alheio' às negociações de avião em que Campos morreu
Postado por: Letícia Oliveira / 08:05h

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) afirmou nesta segunda-feira (1º) que "esteve alheio às negociações" realizadas entre empresários de Pernambuco e São Paulo para adquirir o jato Cessna que caiu em Santos levando à morte do ex-governador Eduardo Campos e mais seis pessoas no último dia 13 de agosto. Em nota divulgada à imprensa, o partido relaciona transações realizadas entre as empresas para adquirir o avião usado pela campanha. Segundo o PSB, a empresa AF Andrade, de Ribeirão Preto, era a arrendatária da aeronave junto à Cessna Finance, que financia a venda de aviões da Cessna, a fabricante. Ainda de acordo com o partido, em maio deste ano, a AF Andrade, pediu a transferência do contrato de leasing para os empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira, dos grupos empresariais BR-Par Participação Ltda. e Bandeirantes Cia. Pneus Ltda. de Pernambuco. Foram esses dois empresários de Pernambuco, que, segundo o PSB, autorizaram o uso do avião para a campanha de Campos.

Comente agora
02
Set
Dilma não participará de entrevista dos presidenciáveis no “jornal da globo”. Perguntas vão ser lidas no ar
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:51h

Depois de aceitar ser entrevistada pelo Jornal Nacional no dia 18 passado, tal como ocorreu com seus principais adversários, a presidente Dilma Rousseff comunicou sexta-feira à Rede Globo que não participará da sequência de entrevistas com candidatos à Presidência que será realizada pelo Jornal da Globo. Por sorteio, Dilma deveria ser entrevistada hoje, terça-feira (02). A série começou nesta segunda, com Marina Silva (PSB). Amanhã, será a vez de Aécio Neves (PSDB). O Pastor Everaldo (PSC) ficou de fora por não haver atingido 3% das intenções de voto no mais recente levantamento, do Datafolha, segundo critério divulgado com antecedência pela Globo para fazer os convites a candidatos. Não por acaso, a decisão tinha sido adotada e comunicada no mesmo dia em que o instituto Datafolha mostrou a presidente petista empatada com Marina Silva (PSB) em intenções de voto para o primeiro turno das eleições, a 5 de outubro, e sendo derrotada por ampla margem — dez pontos — em uma projeção de segundo turno, que se realizará a 26 do mesmo mês. Dilma não explicou as razões de não se apresentar diante de um entrevistador experiente e firme como o âncora William Waack que, junto com Christiane Pelajo, sua companheira de bancada, fazem as entrevistas. O porta-voz da presidente, Thomas Traumann, simplesmente comunicou que Dilma não iria. Mesmo assim, havia expectativas na Globo de que a presidente voltaria atrás. Ontem, porém, pouco antes do início do debate do SBT, veio a decisão final da candidata do PT: será a única entre os candidatos convidados a não comparecer. Como procedimento padrão da Globo, os jornalistas William Waack e Cristiane Pelajo lerão no ar as perguntas que fariam a Dilma. (Ricardo Setti)

Comente agora
02
Set
Declaração de Agripino sobre Marina surpreende coordenador de campanha
Postado por: Letícia Oliveira / 07:16h

O coordenador geral da campanha da presidenciável do PSB Marina Silva, Walter Feldman, disse ter recebido com surpresa a declaração de Agripino Maia (DEM) sobre um possível apoio a Marina no segundo turno, nesta segunda-feira (1º). Agripino, que é coordenador da campanha de Aécio Neves, do PSDB, deu a declaração em Brasília, ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Feldman disse que o PSB e a Rede Sustentabilidade, grupo do projeto de partido de Marina, receberam a fala de Agripino com "atenção e com muita humildade", mas admitiu que foi uma sinalização importante. "Não dá pra negar que o Agripino revelou hoje uma dificuldade que o Aécio está enfrentando, porque ninguém fala em segundo turno antes de acabar o primeiro". 

Comente agora
02
Set
Bíblia é fonte de inspiração e decisões são racionais, diz Marina
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:08h

A candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva, afirmou que, para qualquer pessoa cristã ou judia, "a Bíblia é sem sombra de dúvida uma fonte de inspiração", e que "as decisões são tomadas com base racional, para todas as pessoas". A declaração foi feita em entrevista concedida nesta segunda-feira (1º) ao Jornal da Globo, quando a ex-senadora – que é evangélica – foi questionada se era verdade que tomava decisões lendo aleatoriamente a Bíblia. "Todos nós agimos em base na relação realista dos fatos, mas os seres humanos, eles têm uma subjetividade. Uma pessoa que crê, obviamente que tem na Bíblia uma referência. Assim como tem na referência a arte, a literatura. Às vezes você pode ter um 'insight' assistindo um filme. O quanto nós já avançamos, do ponto da ciência, da tecnologia, pela capacidade antecipatória que você encontra, enfim, na indústria cinematográfica...", disse. "Mas a senhora toma decisões lendo a Bíblia aleatoriamente, é verdade isso?", questionou a jornalista Christiane Pelajo. "Olha, isso é uma forma que as pessoas foram construindo, ou estão construindo, para tentar passar uma imagem de que eu sou uma pessoa que é fundamentalista, essas coisas que muita gente de má-fé acabam fazendo", afirmou Marina. "Qual é o tamanho desse amparo que a senhora toma em preceitos religiosos, frente ao que a senhora pretende ser, que é governante de todos os brasileiros, tomando decisões nacionais?", indagou então o jornalista William Waack.

Comente agora
02
Set
Marcos Mendes participa de carreata em Lauro de Freitas
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:22h

O candidato ao governo do estado pelo PSOL, Marcos Mendes, participou da "Carreata 50" neste domingo (31), em Lauro de Freitas. “Essa carreata dá início à nossa campanha nas ruas, ao lado do povo, através das panfletagens, comícios e mobilização nos bairros. Vamos fazer inúmeras carreatas 50 em todo o Estado chamando atenção para as candidaturas do PSOL. A nossa chapa apresenta propostas de mudanças estruturais da sociedade baiana e brasileira”, enfatizou o postulante ao Palácio de Ondina.

Comente agora
02
Set
Marina nega constrangimento em revelar quem pagou por suas palestras
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:18h

Durante o debate promovido por Folha, Uol, SBT e Jovem Pan, nesta segunda-feira (1º), a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, negou que esconda o nome dos patrocinadores de suas palestras. Questionada sobre as empresas que pagaram R$ 1,6 milhão por suas palestras nos últimos três anos, a presidenciável afirmou não ver problema em revelar as fontes pagadoras, caso as companhias queiram revelar que a contrataram. "Eu não tenho nenhum problema em revelar as empresas que me contrataram. Todos sabem que dou palestras sobre o desenvolvimento sustentável em todo o país, e não vejo contradição entre isso e a nova política", disse a ex-senadora. "A Receita Federal é testemunha que pago todos os meus impostos com transparência", completou. O valor pago a Marina por palestras foi relevado pela Folha no domingo (31). Em pouco mais de três anos, Marina diz que assinou 65 contratos e fez 72 palestras remuneradas. Entretanto, ela se recusa a identificar os nomes das empresas e das entidades que pagaram para ouvi-la, alegando que os contratos têm cláusulas de confidencialidade. No ano passado, Marina pediu a entidades que a tinham contratado para não divulgar seu cachê. 

LULA E FHC: 

Comente agora
01
Set
Marina deve ir a Brumado e Vitória da Conquista no sábado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:50h

Depende apenas no aval de Marina Silva (PSB/ Rede) a confirmação de uma agenda da candidata à Presidência da República em Brumado e Vitória da Conquista no próximo sábado (6). De acordo com a assessoria da candidata ao governo da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, há uma previsão de que Marina participe de um evento de campanha nos dois municípios, agenda anteriormente acordada pelo ex-candidato Eduardo Campos. Marina, todavia, ainda não bateu o martelo sobre a visita ao sudoeste baiano, região do candidato a vice pelo PSB, Eduardo Vasconcellos. (BN)

Comente agora
01
Set
Salvador: Operação do TRE apreende 1.119 placas irregulares de campanha eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:00h

O Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) apreendeu 1.119 placas irregulares de campanha eleitoral na última semana, após uma "super-blitz" que mobilizou quatro equipes de servidores das 1ª e 6ª Zonas Eleitorais. As ações aconteceram nas avenidas Bonocô, Paralela, Juracy Magalhães, Suburbana e San Martin e o material de campanha foi enquadrado na Lei 9.504/97. Conhecida como a Lei das Eleições, esta é proibida a colocação de propaganda eleitoral em bem público e “nas árvores e jardins localizados em áreas públicas”. (BN)

Comente agora
01
Set
Ibotirama: Pecuarista já recebeu quase R$ 10 mil do Bolsa-Pesca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:47h

O beneficiário do programa Bolsa-Pesca em Ibotirama, Dimas Crisostomo da Silva, conhecido como Dimas do Juá Novo, já recebeu R$ 8.294 do governo federal para auxiliá-lo durante o período do defeso, onde os pescadores artesanais são proibidos de pescar por conta da reprodução da piracema, quando não se é permitido pescar no Rio São Francisco. O problema é que Dimas do Juá Novo, conforme revelou reportagem do jornal A Tarde neste último final de semana, é dono de propriedade rural e sua atividade é gado. Em entrevista ao diário baiano, o beneficiário, que se candidatou a uma das vagas da Câmara Municipal em 2012, é proprietário de 35 hectares de terra no município e diz que o rebanho bovino, segundo ele 20 cabeças, pertence à família. 

Comente agora
01
Set
Nervosa, Dilma interrompe Eduardo Jorge no início do debate do SBT
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:28h

A candidata Dilma Rousseff (PT) protagonizou um momento fora do comum no início do debate do SBT com os presidenciáveis nesta segunda-feira (1º). Logo na segunda pergunta do primeiro bloco, ela interrompeu a fala que seria feita por Eduardo Jorge, que havia direcionado seu questionamento para a petista. "Que eu saiba ele não pode", disse a candidata em voz baixa. O apresentador do debate, Carlos Nascimento, então explicou que cada um dos presentes poderia perguntar e ser perguntado uma vez, logo a escolha seria válida. Dilma então se desculpou. "Está certíssimo, Carlos Nascimento. É o nervosismo do debate", justificou. (por Rebeca Menezes - BN)

Comente agora
01
Set
Sobre eleição da Câmara de S. A. de Jesus, vereador afirma: “não é bom comer só arroz, tem que ter algo mais, uma cara nova fará bem"
Postado por: Anacley Souza / 18:26h

Considerado pelos colegas como o peso da balança a corrida da Presidência da Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus, Luís Almeida Santos, popularmente conhecido como Luís do Alto (PP), concedeu entrevista a Recôncavo FM e falou a respeito das eleições. Constantemente flagrado em conversas e reuniões com Albino Martins (PSDB) disse que marchará junto com seus companheiros de bancada e remete o título de peso a Bino Martins já que ele de fato é pré-candidato, “não sou candidato mais se precisar serei, depende da situação. Iremos marchar junto e veremos um nome em consenso”, fala. Tendo apoio da maioria de seus correligionários, Luís disse que deixará a decisão de conjuntura para decidir o candidato a disputa na responsabilidade de seus pares e acrescenta que estará acatando o que for melhor para a sociedade. 

Sobre seus pares na Câmara: Indagado sobre suas frequentes conversas com Bino Martins sobre o seu apoio ou voto, o edil salientou que mesmo tendo um laço de família com o vereador em questão esse tipo de proposta não foi feita e ressaltou que independente disso se reúne com todos, “somos compadres e isso não se espelha na Câmara. Tenho boa relação com todos na Casa, principalmente com as pessoas do meu grupo”, disse. Para o vereador suas relações com os companheiros são sempre boas e acredita que a renovação fará bem para a Casa Legislativa. Segundo declarou, pessoas novas são mais dinâmicas e abertas ás necessidades do povo, “não é bom comer só arroz tem que ter algo mais, uma cara nova fará bem para a Câmara”, completa. 

Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com