As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 29/05/2015








Enquete



Reflita

Blog

Política

14
Abr
Paulistas consideram Alckmin como político confiável; líderes da oposição não
Postado por: Samile Macêdo / 12:21h

Apesar da crise hídrica que quase deixou São Paulo sem água, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi o único político apontado como "muito confiável" por um número maior de manifestantes que foram à avenida Paulista anteontem (29%) do que os que dizem não confiar nele (28%). De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, a desconfiança dos manifestantes é geral: 22,6%, por exemplo, disseram confiar muito em Aécio Neves (PSDB-MG), contra 76% que dizem confiar pouco ou nada no mineiro; 23,8% confiam muito em José Serra, contra 75,4 % que dão pouco ou nenhum crédito ao senador. Já o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) é tido como muito confiável por 19,4%, aparecendo à frente de Marina Silva, com 14,7%, por exemplo. Os dados são de pesquisa coordenada por Esther Solano, professora de Relações Internacionais da Unifesp, e pelo filósofo Pablo Ortellado, da USP. "Entre um público que se autodefine como de direita ou de centro-direita [46%, segundo o Datafolha], políticos de oposição deveriam estar melhor colocados", declarou a coordenadora. (BN)

Comente agora
14
Abr
Vereador de S. A. de Jesus comenta caso de extorsão e solicita presença de Secretário da Fazenda na Tribuna da Câmara
Postado por: Letícia Oliveira / 11:21h

O vereador Uberdan Cardoso (PT) levou um assunto diferente dos demais à Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus na noite desta segunda-feira (13), durante a sessão. Ele falou sobre o caso de extorsão ocorrido na cidade, envolvendo um estagiário da SEFAZ (Secretaria da Fazenda do município) e outro funcionário que foi citado, o ex-chefe da licitação da prefeitura conhecido Ralfh Neri. Uberdan questionou o fato do município estar passando por essa situação e o Legislativo não discutir em momento nenhum essa questão. “Temos um estagiário que estava cobrando propina nas obras, ele é conduzido à Delegacia, outros prepostos são levados e ouvidos também, mas ainda assim a Câmara não se manifesta”, disse ele, acrescentando que se trata de jogo de conveniência, porém não quer elencar ninguém como culpado, pois até que se prove o contrário são pessoas de bem. “Nada há quem desabone desses homens que foram indicados ou notificados, mas cabe aos vereadores se apropriarem dessa discussão, ou seja, como eu sei se ouve ou não cobrança de propina sem investigar?", perguntou. Segundo o entrevistado, não é possível entender que os chefes imediatos ou as pessoas que indicaram esse cidadão para a pasta vão para todos os espaços fazer a defesa e não vá até a Câmara de Vereadores, que deve realmente ouvi-los e não incorrer ao equívoco de julgar sem ter a comprovação. 

"Câmara ficou em silêncio": Sobre a Câmara não querer trazer à tona esse assunto, o petista se negou a fazer uma avaliação referente a isso, mas garantiu que a imprensa deveria ouvi-los a respeito disso, alegando que não pode fingir não haver problema. “Não quero jogar ninguém na cova dos leões e dizer que são culpados, porque no princípio do Direito todo cidadão é inocente até que se prove o contrário, mas se ouve a denúncia, alguns foram levados à Delegacia, todos estão usando os microfones das rádios para fazer suas defesas, e enquanto isso a Câmara de Vereadores, que é o principal nesse debate se abstém de fazer isso, fica todos calados, devemos levar isso a frente”, argumentou.

Sobre Secretário do SEFAZ: A respeito de Raimundo Nonato, conhecido "Nal Fiscal" da secretaria municipal da Fazenda, Cardoso afirmou que tem uma conduta irretocável, é um homem de bem, porém tem seu nome nas ruas com as pessoas supondo que ele possui envolvimento no fato. Uberdan relatou a importância do Secretário Nal Fiscal comparecer a tribuna para expor a situação e tirar todas as dúvidas, "ele é uma pessoa que admiro muito e precisa vir a Câmara para se pronunciar diante do que foi dito para esclarecer e expor os verdadeiros culpados", concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira
Um comentário
14
Abr
Presidente do PT de S. A. de Jesus opina sobre aumento de vereadores: "Deveria discutir também a diminuição do salário"
Postado por: Letícia Oliveira / 10:15h

O Vereador de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins é o idealizador do projeto que visa aumentar o número de cadeiras na Câmara Municipal. Essa ideia divide as opiniões na cidade, pois alguns edis são a favor, mas outros acham desnecessários, a exemplo de Délcio Mascarenhas e Chispita. Em entrevista a Rádio Andaiá FM, o Presidente do PT Municipal, Zenilton Conceição, opinou sobre esse assunto. Ele informou que essa discussão está sendo incompleta, “entendo que a população tem a visão de que parte dos vereadores não trabalham como gostaria que fosse e o povo faz da rádio a Ouvidoria”, destacou. Segundo Zenilton, essa situação mostra que ser vereador é uma função um quanto tanto descartável. “Não sou contra o aumento, mas eu acho que deveria se iniciar também a diminuição do salário deles, em ao menos três salários mínimos”, salientou. Conceição lembrou que até a década de 70 vereadores não recebiam salários e numa cidade como Santo Antônio de Jesus, um edil receber cerca de R$ 10mil é um absurdo.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Abr
S. A. de Jesus: Aumento no número de vereadores divide opiniões na Câmara Municipal
Postado por: Letícia Oliveira / 09:09h

Fala-se muito em aumentar o número de Vereadores da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus. Alguns edis concordam com a ideia, já outros discordam, tornando uma grande divisão de opiniões com relação ao assunto no âmbito Legislativo. Em entrevista a Rádio Andaiá FM, os vereadores municipais falaram sobre esse projeto, que tem como autor o Vereador Albino Martins (PSDB). Confira as opiniões:

Vereador Albino Martins, Bino (PSDB): “Aumento de vereador está dentro da lei, diante de uma cidade que possui 100 a 120 mil habitantes. Eu não farei nada que ultrapasse a Lei Eleitoral, cabe a nós vereadores avaliarmos e aprovarmos, enviando a Justiça para que na próxima eleição haja 17 cadeiras”, destacou. Segundo ele, o projeto será apresentado e só não foi ainda por que na última vez três vereadores queriam manipular para ser 10 edis e depois de muito trabalho seu foi possível colocar 14 cadeiras. “Queriam que fosse 10 porque fica mais fácil de manipular as pessoas aqui dentro, mas aquilo acabou os pensamentos hoje estão diferentes, vamos colocar a cidade para frente com dignidade, respeito e sinceridade”, frisou.

Vereador Antônio Nogueira, Tom (PSB): Conforme o entrevistado, a cidade tem crescido bastante e quanto mais representante da população na Câmara é importante, porém é preciso saber e discutir esse projeto para não colocar por colocar, apenas para beneficiar alguns edis por achar que é mais fácil de entrar. “Vereamos se tem a real necessidade ou não, estudando o projeto, pois se aumentar sem nenhuma justificativa concreta só renderá gastos ao município, porém se for para que o município tenha representantes em todos os cantos da cidade e possa sair ganhando para mim é importante e eu voto a favor”, completou.

Vereador Délcio Mascarenhas (PP): O edil destacou que é preciso se preocupar mais com a qualidade e não com a quantidade, “sou plenamente contrário ao aumento de número das cadeiras. Sou favorável que mantenha os 14 ou reduza para 13, eu só acho desnecessário num momento desses aumentar esse número, porém a maioria é quem vai decidir”, salientou, acrescentando que ‘quem tiver farinha no saco, resolve a situação’ e a população vai avaliar a postura de alguns vereadores, assim como o compromisso daqueles que legislam e acompanham os atos da gestão municipal, tentando fazer melhor pela população Santoantoniense.

Vereador Marcos Muniz, Chispita (PSD): Para Chispita, que é líder da bancada do prefeito, o aumento no número de vereadores ainda é uma surpresa, pelo fato dos colegas ainda não terem apresentado nenhum projeto dessa natureza. “Temos que discutir muita coisa ainda sobre Santo Antônio de Jesus, é muito cedo para discutir sobre o número de edis na Câmara de Vereadores”, opinou, completando que é preciso se preocupar em ajudar o prefeito Humberto a fazer uma grande gestão e no momento exato pode-se apresentar o projeto. O entrevistado externou sua vontade em que só aumentasse apenas mais uma cadeira no Legislativo, totalizando 15 vereadores.

Vereador Cristiano Sena (PT): Ele afirmou estar no aguardo desse projeto e defende o número de 17 cadeiras na Câmara. “A cidade tem crescido e necessita de mais representantes. Eu defendo o número de 17 cadeiras, podendo até ser 19, mas vamos discutir junto ao coletivo para ver até onde podemos chegar”, finalizou.

  1. Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira
Comente agora
13
Abr
Diga aí Governador: Ganho salarial médio de 11% beneficia policiais baianos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:16h

O anúncio foi feito por Rui Costa no programa de rádio Digaí, Governador! desta terça-feira. Também foi divulgada a redução de quase 9% do número de homicídios na Bahia, nos três primeiros meses deste ano. “Eu quero anunciar mais esta valorização dos nossos policiais e, ao mesmo tempo, agradecer e parabenizar o seu empenho, a sua dedicação”. Para o governador, os resultados apresentados até agora na área da segurança pública estão longe de suas pretensões e são reflexos do esforço de todos que atuam no Pacto Pela Vida – programa estadual que combina ações sociais, de prevenção e combate ao crime e reabilitação de dependentes químicos. “Haveremos de construir um Estado com baixos índices de ocorrências criminais”, acredita Rui. Na mesma edição, tem espaço ainda o encontro com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, nesta segunda (13). “Nós tivemos a oportunidade de apresentar ao ministro todas as ações em curso, que envolvem as obras da Concha Acústica, do Teatro Castro Alves, do PAC Cidades Históricas, o que está projetado para o PAC 3, a proposta e o projeto da Colina Sagrada do Senhor do Bonfim”, enumera o governador.

Comente agora
13
Abr
Jaques Wagner diz que Exército "não acolhe" os que pregam intervenção militar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:05h

Ministro da Defesa, o petista Jaques Wagner afirmou nesta segunda-feira, 13, que os movimentos sociais que pregam a intervenção militar no País têm "acolhimento zero" nas Forças Armadas. "Não vejo acolhimento nenhum em relação a isso. Acho que é remanescente... A Segunda Guerra terminou, mas ainda se encontram adeptos daquele movimento (nazismo e fascismo). A sociedade é plural. Evidente que não posso concordar com alguém que prega o fim das instituições. Tem acolhimento zero no seio dos comandos e das Forças atuais", disse Wagner, depois de participar de cerimônia de passagem de comando da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio. Um dos ministros mais ligados à presidente Dilma Rousseff, o ex-governador da Bahia disse ainda, a respeito dos protestos de domingo, 12, que "a cada manifestação, o conjunto do governo tenta auscultar as demandas populares e pôr em marcha algum tipo de ação que possa vir ao encontro delas". 

Comente agora
13
Abr
Bolsonaro é condenado a pagar R$ 150 mil por falas contra gays
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:03h

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi condenado pela 6ª Vara Cível do Fórum de Madureira do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a indenizar em R$ 150 mil o Fundo de Defesas dos Direitos Difusos (FDDD) por causa de declarações contra gays. Ainda cabe recurso e Bolsonaro informou que vai recorrer da decisão.  A ação foi ajuizada pelos grupos Diversidade Niterói, Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Arco-Íris de Conscientização e se baseou, entre outras questões, nas declarações do parlamentar ao programa "CQC", da "TV Bandeirantes", no dia 28 de março de 2011, quando ele criticou a comunidade LGBT. O fundo tem objetivo de reparar danos ao meio ambiente, ao consumidor, entre outros danos coletivos. Para a juíza Luciana Teixeira, a liberdade de expressão só pode ser exercida se a dignidade do cidadão é protegida.  (Agência Brasil)

Comente agora
13
Abr
MPE notifica 17 partidos políticos por não retirar propagandas de ruas na BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:43h

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou representações na Justiça contra 17 partidos que tiveram propagandas políticas remanescentes do pleito de 2014 identificadas nas principais vias de Salvador. As ações começaram a ser impetradas na última semana. Os partidos notificados foram: PT, PSDB, PTB, PMDB, Democratas, PSL, PV, PTN, PRDB, PSB, SD, PROS, PESOL, PC do B, PTC, PMN e PSD. Em nota, o MPE informou que o relatório do CSI registrou 77 pinturas de propagandas eleitorais por avenidas como Bonocô, Paralela, Suburbana, Orla, entre outras. Conforme determina a Resolução 23.404/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as peças deveriam ter sido retiradas das vias públicas 30 dias depois de terminado o pleito, em outubro de 2014. Por orientação da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), as 20 promotorias eleitorais que atuam na capital estão ingressando com representações dirigidas aos presidentes dos diretórios regionais no estado. As propgandas foram identificadas através de levantamento fotográfico realizado pela Coordenação de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do Ministério Público da Bahia, durante o período de 20 de fevereiro a 06 de março de 2015. 

Comente agora
13
Abr
Aécio vai convidar líderes dos protestos para conversa, diz tucano
Postado por: Anacley Souza / 20:31h

O presidente do PSDB de Minas, deputado Marcus Pestana, disse nesta segunda-feira (13) que presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, vai convidar nos próximos dias os movimentos que lideram as manifestações contra o governo Dilma para uma conversa. "É para entender. 'Vem pra Rua, qual sua visão do Brasil? Movimento Brasil Livre, o que você quer da gente? Como está vendo o futuro do Brasil?'", explica o deputado. Segundo o relato do deputado mineiro, pela característica difusa dos movimentos, Aécio tentará uma aproximação cautelosa. Pestana lembrou que alguns dos movimentos não querem a participação de partidos e de políticos. "Como você vai tomar café na casa de alguém que não te convidou?", questiona o deputado antes de completar: "O passo que temos que dar agora, as oposições, é um diálogo com esses movimentos para clarear isso. Nos querem lá?", disse. Pestana disse que foi ao protesto de ontem em Belo Horizonte, mas defendeu a opção do presidente nacional do PSDB, que mais uma vez convocou os manifestantes mas não foi às ruas. "O Aécio não estava porque a situação dele é muito singular. Ele é o estuário e é, possivelmente, o herdeiro desta situação. Ele não quer que pareça oportunismo", defendeu Pestana, um dos políticos mineiros mais próximos de Aécio. "Cada bobagem que a Dilma faz cai no colo dele por gravidade", completou o tucano. O deputado mineiro negou que Aécio tenha deixado de ir às manifestações por medo de ser vaiado. "A reflexão política dele é que a presença dele pode dar argumento aos nossos adversários de que há um terceiro turno", disse Pestana, antes de listar os perigos da participação do tucano nos protestos. "Imagina se o Aécio vai num movimento difuso e o cara pede um selfie com a camisa pedindo a volta dos militares. Aí o PT faz uma festa. Tudo é mais complexo do que parece", afirmou Pestana, que disse que Aécio considerou participar dos protestos, mas desistiu.

Comente agora
13
Abr
Hildécio quer isenção da tarifa no sistema Ferry-Boat para ambulâncias
Postado por: Samile Macêdo / 16:07h

Dignificar e proteger a vida, em virtude de tornar ágil e prioritário o transporte de paciente com necessidade de deslocamento para tratamento de saúde na capital do estado, que utilizam os serviços de transporte de urgência e emergência das ambulâncias, nas travessias do sistema Ferry-Boat. Esse é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Segundo o parlamentar, o benefício será muito importante para os pacientes que necessitem de transferência do interior do estado para outros centros, por exemplo. “Um paciente em estado grave ou com saúde fragilizada, que necessite de transferência do interior do estado para outros centros, sobretudo para a capital, tem no fator tempo uma preponderância para a manutenção da vida. Sendo assim, a priorização de atendimento no sistema Ferry-Boat, com a garantia de travessia, independentemente de pagamento da tarifa ou passagem, trará acréscimo nas possibilidades de sua sobrevivência”, explicou Hildécio Meireles.

Comente agora
13
Abr
Governador da Bahia promete "animação eletrônica" da linha 2 e arborização da Av. Paralela
Postado por: Samile Macêdo / 15:49h

O governador Rui Costa pretende implantar uma grande diversidade de árvores na linha 2 do metrô, no trajeto Acesso Norte até Lauro de Freitas, percorrendo o canteiro da Avenida Luís Viana Filho, a Paralela, até chegar à Estrada do Coco (BA-099). Nesta segunda-feira (13), durante o evento de abertura do programa Jovem Aprendiz, das Voluntárias Sociais da Bahia, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, ele afirmou que pretende montar uma animação eletrônica para ilustrar como vai ficar o sistema metroviário na região. "Eu pedi à equipe técnica que prepare uma animação eletrônica para que a população possa ver como vai ficar o projeto. Quem passar na Paralela vai ter alguma dificuldade de ver o metrô porque nós vamos arborizar bastante, terá muito mais árvores do que tem hoje", afirmou o governador. Rui também informou que irá buscar uma parceria com a prefeitura para tentar viabilizar o projeto. "Eu autorizei ao secretário Bruno [Dauster, da Casa Civil] e a Carlos Martins [do Desenvolvimento Urbano] que possam negociar o paisagismo com a prefeitura, quais tipos de árvore que a prefeitura acha mais adequado para local", revelou o governador. (Metro1)

Comente agora
13
Abr
Dilma condena redução da maioridade penal e pede punição aos aliciadores
Postado por: Samile Macêdo / 15:44h

A presidenta Dilma Rousseff se manifestou hoje (13), pelas redes sociais, contra a redução da maioridade penal. A admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no fim de março e uma comissão especial foi instalada para analisar o texto. “Não podemos permitir a redução da maioridade penal. Lugar de meninos e meninas é na escola. Chega de impunidade para aqueles que aliciam crianças e adolescentes para o crime”, escreveu Dilma em seus perfis nas redes sociais Twitter e Facebook. A presidenta disse que a redução da maioridade seria “um grande retrocesso” para o país e que não resolveria os problemas de jovens em conflito com a lei. Dilma defende que a punição nesses casos obedeça medidas já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil. Isso não significa dizer que eu seja favorável à impunidade.

Comente agora
13
Abr
Governo da Bahia publica decreto que altera trechos da regulamentação do ICMS
Postado por: Samile Macêdo / 14:29h

A regulamentação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações (ICMS) sofreu alterações em seu texto original lançado em março de 2012. Conforme o Decreto nº 16.032, assinado pelo governador Rui Costa (PT) e publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado (11), o ICMS terá modificações na alíquota paga por alguns segmentos industriais. De acordo com a assessoria da secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), o decreto é resultado da política de incentivo e modernização adotada pelo governo. Empresas aéreas que promovam a interiorização da sua atividade na Bahia terão a alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação reduzida de 17% para 7%. Com o novo decreto, indícios de fraude ou simulação com operações fictícias, detectados através de pesquisas no banco de notas eletrônicas, foram incluídos pelo governo como hipóteses para que uma empresa seja considerada inapta em sua inscrição estadual. Empresas de informática e de eletroeletrônicos que importam componentes e fazem montagem em fábricas no território baiano terão o prazo de vigência da redução do ICMS ampliado de 2019 para 2024.

Comente agora
13
Abr
No dia seguinte aos protestos, Dilma reúne coordenação política
Postado por: Letícia Oliveira / 11:59h

A presidente Dilma Rousseff reuniu na manhã desta segunda-feira (13) no Palácio do Planalto integrantes da coordenação política do governo, da qual fazem parte o vice-presidente Michel Temer e ministros do PT, PMDB, PC do B e PSD. O assunto da reunião não foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social. Participaram da reunião desta segunda, além de Dilma e Michel Temer, ao menos cinco ministros, que tiveram a presença confirmada pelas suas assessorias: Aloizio Mercadante (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Gilberto Kassab (Cidades), Eliseu Padilha (Aviação Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça). A coordenação política do governo tem se reunido uma vez por semana, geralmente às segundas-feiras pela manhã, para avaliar o cenário político e definir estratégias que serão adotadas nos próximos dias. Participam desses encontros os conselheiros políticos da presidente Dilma.

Comente agora
13
Abr
Aliados do governo e OAB rejeitam impeachment e intervenção militar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:55h

O pedido de impeachment da presidente Dilma e a intervenção militar - uma ilegalidade defendida em alguns locais do país - foram rejeitados por políticos aliados do governo e pela Ordem dos Advogados do Brasil. Em um regime democrático não há nada que justifique nenhum desses pedidos. No caso dos cartazes pedindo uma intervenção militar, há uma unanimidade entre juristas e políticos: são antidemocráticos e vão na contramão de tudo o que está na Constituição. E a Ordem dos Advogados do Brasil reforçou que não há razão para reivindicar impeachment. O líder do PT criticou o pedido de impeachment: Sibá Machado disse que não há fatos que incriminem a presidente e lembrou que ela não está na lista de investigados do procurador-geral da República na Operação Lava Jato. “É ilegal e não tem ambiente na política, na conjuntura, na economia. Nenhum tipo de amparo. Acho que tem pessoas se aproveitando das manifestações e de um setor da sociedade, especialmente, na classe média, que tem anseios sobre todas essas coisas e que alguns, se aproveitando disso, têm falado nesses temas”, afirmou.

Comente agora
13
Abr
Imbassahy sobre prisão de Argôlo: "triste para um jovem parlamentar"
Postado por: Letícia Oliveira / 07:57h
Como prometido, o deputado federal Antonio Imbassasy (PSDB) apareceu no ato publico contra o governo Dilma. Na ocasião, lamentou a prisão do ex-deputado Luiz Argôlo. "Quando a Polícia Federal e o Ministério Público chegam a esse nível extremo de prender é porque têm algum motivo. Cabe a ele esclarecer", afirmou. "Triste para um jovem parlamentar", acrescentou. O tucano fez questão de dizer que o importante é "localizar o chefe disto tudo". Sobre a CPI da Petrobras, ele assegurou que as investigações têm avançado. "Nós vamos sexta-feira ouvir o empresário Augusto Mendonça. Ele deve falar para quem deu o dinheiro", comentou.
Comente agora
13
Abr
Número de cidades com protestos cai e frustra expectativas de grupos de oposição
Postado por: Letícia Oliveira / 07:36h

Cientes de que a mobilização para os protestos deste domingo, 12, tinham menor volume, os grupos de oposição ao governo Dilma Rousseff e ao PT tentaram aumentar a capilaridade do movimento e atingir mais cidades pelo País que em 15 de março. Mas a iniciativa não funcionou: em vez de 212 municípios, como no mês passado, neste domingo, 12, houve manifestações em 152 localidades de 24 Estados e no Distrito Federal, conforme levantamento do jornal O Estado de S. Paulo. A expectativa dos movimentos era dobrar o número de cidades com protestos. O Vem Pra Rua dizia até sexta-feira ter atos previstos em 413 municípios de todas as 27 unidades da Federação e fora do País. Na madrugada de domingo, pelo Facebook, o grupo liderado pelo empresário Rogério Chequer postou uma imagem com manifestações confirmadas em 452 cidades. Até esta edição ser concluída, o Vem Pra Rua divulgou imagens dos protestos e agradeceu "a todos que sacrificaram o domingo de descanso para se manifestar por um Brasil melhor", mas não divulgou o número de localidades em que de fato ocorreram protestos.

Comente agora
12
Abr
Salvador: Vereadores vão gastar R$ 1,3 milhão a mais em 2015
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:03h

A Câmara de Salvador aumentou em cerca de R$ 1,3 milhão a verba destinada este ano aos gabinetes de vereadores com cargos de liderança ou integrantes da Mesa Diretora da Casa. O dinheiro é usado para pagar assessores parlamentares, que são de livre indicação e exoneração dos vereadores. Antes do reajuste, os vereadores da Mesa ou líderes gastavam, por baixo, R$ 5,2 milhões anuais com este tipo de despesa. O reajuste desta verba é feito por um complicado sistema de pontos, no qual cada cargo dá direito ao vereador a um determinado número de pontos. Atualmente, cada ponto equivale a R$ 268. Um decreto publicado "na surdina" no final de fevereiro, uma semana após o Carnaval, deu direito a mais 10 pontos aos integrantes da Mesa (11), vice-presidentes de comissões (10) e vice-líderes partidários (12). A norma também estabeleceu 5 pontos a mais aos presidentes de comissões (10) e líderes partidários (22), além dos líderes de oposição e governo.

Comente agora
12
Abr
Bolsonaro é saudado em protestos: ‘Chupa, Maria do Rosário’, esbravejam mulheres
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:26h

Cercado por manifestantes na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-SP) foi saudado por mulheres com gritos de “Chupa, Maria do Rosário” e “É Bolsonaro” na tarde deste domingo (12). Ícone da direita brasileira, o progressista negou apoiar um movimento específico. "Eu não sou a favor do Brasil e por isso estou no meio do povo. Aqui é como a religião, o motivo é um só: defender o Brasil". Bolsonaro disse ainda que se Deus quiser vai colaborar com as eleições majoritárias. Não disse que serei candidato a presidência, pois não quero ser fuzilado agora", disse ao iG. Bolsonaro é alvo frequente de polêmicas, como a que afirmou que a deputada federal Maria do Rosário (PT) não merecia ser estuprada ou quando acusou o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) de ser heterofófico.

Comente agora
12
Abr
Deputado estadual diz que governo de Dilma Rousseff é de 'estelionato e mentira'
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 15:13h

O deputado estadual Jânio Natal (PRP) deixou claro neste domingo (12) durante a manifestação contra o governo de Dilma Rousseff (PT) que não pede o impeachment da presidente. “Ainda não há juridicamente algo que venha a incriminá-la, mas se tiver eu acho que a grande maioria vai querer que ela saia do governo”, disse o parlamentar. “A maioria da população está querendo, na verdade, que o Brasil tenha saúde, segurança e educação de qualidade para que os brasileiros possam aplaudir qualquer governo. Esse que está aí é do estelionato e da mentira”, defendeu Natal. De acordo com o deputado, ele se encontra na oposição ao governo de Rui Costa (PT) “pelo que está acontecendo na Bahia e no Brasil”, mas admite ser “difícil” se manter na oposição dentro da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA).

Comente agora
12
Abr
Lúcio Vieira Lima compara lei da terceirização ao programa Mais Médicos
Postado por: Letícia Oliveira / 09:05h

O deputado federal baiano Lúcio Vieira Lima (PMDB) fez uma comparação no mínimo arrojada para rebater as críticas feitas pelo PT e aliados à aprovação do projeto de lei que regulamenta as terceirizações para todos os setores. “O PT e o governo dizem que a terceirização é nociva, mas fabricaram o maior programa terceirização do mundo: o Mais Médicos”, disse o parlamentar, de acordo com a Folha de S. Paulo.

Comente agora
12
Abr
Dilma anuncia ida aos EUA e indica que crise de espionagem foi superada
Postado por: Letícia Oliveira / 08:33h

A presidenta Dilma Rousseff viajará aos Estados Unidos no dia 30 de junho para uma visita de trabalho que marca a retomada da relação entre os dois países, abaladas pelo escândalo de espionagem de 2013. A revelação de que a Agência Nacional de Segurança (NSA) tinha espionado as comunicações de Dilma e da Petrobras levaram a presidenta a cancelar o encontro de outubro de 2013 que tinha marcado com o presidente norte-americano, Barack Obama, em Washington. No final da 7ª Cúpula das Américas, neste sábado (11), Dilma e Obama tiveram uma reunião e deram a crise por superada. “O governo americano disse que os países irmãos não seriam espionados”, disse Dilma Rousseff, em entrevista após o encontro com Obama. “E Obama falou para mim que, quando ele quiser saber qualquer coisa, ele liga para mim. Eu não só atendo como fico muito feliz”.

Comente agora
11
Abr
Governo fica surpreso com desaprovação de Dilma e apoio a impeachment
Postado por: Samile Macêdo / 22:56h

A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (11) que mostra que a maioria dos brasileiros apoia a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma e que a desaprovação ao governo permanece em patamar recorde foi recebida com extrema preocupação pelo núcleo político do Palácio do Planalto. Isso porque o levantamento mostra que há uma insatisfação generalizada com o governo e que não surtiu efeito a estratégia de ampliar a exposição de Dilma nas últimas semanas, com discursos, entrevistas e eventos. A expectativa era que houvesse uma pequena recuperação, mas a aprovação ao governo permanece no patamar extremamente baixo da pesquisa anterior, de 13%. Ao mesmo tempo, a desaprovação continua consistente na casa dos 60% que consideram o governo ruim ou péssimo. Para um auxiliar direto da presidente Dilma, causou surpresa o fato de 63% dos entrevistados terem afirmado que deveria ser aberto um processo de impeachment.

Um comentário
11
Abr
Dilma cobra fim de embargo a Cuba e critica sanções contra Venezuela
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:40h

Em dia de comemoração pela volta de Cuba à Cúpula das Américas, a presidente Dilma Rousseff elogiou a decisão dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, de terminar com o estranhamento entre os dois países, mas cobrou o fim do embargo econômico em Cuba. Dilma também aproveitou sua fala, a terceira entre os 35 países presentes no encontro, para criticar as sanções contra a Venezuela, estabelecidas pelos americanos há cerca de um mês. A presidente Dilma Rousseff discursa na Cúpula das Américas neste sábado, 11. Durante sua fala, a líder brasileira defendeu o fim do embargo entre Estados Unidos e Cuba. “Celebramos aqui e agora a iniciativa corajosa dos presidentes Raúl Castro e Barack Obama de restabelecer as relações entre Cuba e Estados Unidos, pondo fim a esse último vestígio da guerra fria na região que tantos prejuízo nos trouxe”, discursou a presidente.

Comente agora
11
Abr
Secretária de Luiz Argôlo é ouvida pela Polícia Federal neste sábado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:30h

A secretária do ex-deputado federal baiano Luiz Argôlo (SD-BA), Élia Santos da Hora, é ouvida pela Polícia Federal neste sábado (11), em Curitiba. Argôlo e Élia foram presos nesta sexta (10), na 11ª fase da Operação Lava Jato. O ex-deputado, afastado do partido Solidariedade, deverá ser ouvido pelos investigadores na próxima semana. Neste sábado (11), também irão depor Leon Vargas, irmão do ex-deputado André Vargas, Ricardo Hoffmann, diretor de uma agência de publicidade com sede em Curitiba, e Ivan Vernon Gomes, ex-assessor do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE).

Comente agora
11
Abr
63% apoiam abertura de processo de impeachment de Dilma, diz Datafolha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:57h

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, véspera de mais um protesto nacional contra a presidente Dilma Rousseff, indica que 63% dos brasileiros são favoráveis à abertura de um processo de impeachment contra ela. A justificativa são as revelações do escândalo do petrolão pela Operação Lava Jato da Polícia Federal. Para 57% dos entrevistados, Dilma sabia do esquema de corrupção na Petrobras e deixou que ele acontecesse; 26% acham que ela sabia, mas nada poderia ter feito para impedir. Conforme VEJA revelou, um dos delatores do petrolão, o doleiro Alberto Youssef declarou em acordo de delação premiada com o Ministério Público que Dilma e seu antecessor, o ex-presidente Lula, tinham conhecimento do esquema de corrupção e desvio de verbas da Petrobras que abasteceu cofres do PT, PMDB e PP. Outro delator, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou aos investigadores que o ex-ministro Antônio Palocci pediu a ele uma contribuição de 2 milhões de reais para a campanha de Dilma em 2010. Além disso, doações oficiais ao PT e registradas na Justiça Eleitoral eram na verdade uma forma de dissimular o pagamento de propinas, conforme revelaram à PF executivos presos na Lava Jato.

Comente agora
11
Abr
Eduardo Cunha critica PT após protestos em João Pessoa
Postado por: Letícia Oliveira / 17:05h

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), fez duros ataques ao PT após o protesto que terminou em tumulto na última sexta-feira (10) enquanto ele participava de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa. Ao deixar o local sem ao menos conseguir discursar, Cunha atribuiu ao PT a organização do ato e disse que o PMDB não ia aceitar ser constrangido. "Quando eles vêm fazer baderna, eles têm um objetivo político. O PT não vai constranger o PMDB pelo País. O PMDB não vai aceitar ser constrangido pelo PT. Esse é o recado que nós estamos dando", afirmou. Questionado sobre se essas críticas teriam o aval do vice-presidente Michel Temer, que esta semana assumiu a coordenação política do governo com a missão de pôr fim à crise entre governo e PMDB, Cunha respondeu com uma ironia: "Vossa Excelência pergunte isso a ele".

Comente agora
11
Abr
Prefeito de Candeias pretende decretar emergência após estragos das chuvas
Postado por: Letícia Oliveira / 16:09h

As chuvas que assolam o município de Candeias, situado na Região Metropolitana de Salvador, causaram muitos prejuízos à cidade. De acordo com o prefeito Sargento Francisco, em entrevista à reportagem do Bocão News, cinco casas já desabaram e cerca de 300 estão ameaçadas. “A situação está muito ruim. Sigo com a equipe da prefeitura, visitando os locais, acompanhando a situação para ter um diagnóstico mais preciso dos estragos causados pela chuva”, afirmou. O gestor municipal adiantou à reportagem do Bocão News que pretende decretar estado de emergência em Candeias. “É o que tudo indica. Não temos condições financeiras de reparar todos esses estragos sozinhos. O estado de emergência nos ajudaria para conseguirmos um aporte financeiro dos governos estadual e federal. Já estamos em contato com o nosso departamento jurídico para embasar o nosso decreto que pode sair ainda hoje”, anunciou o prefeito Sargento Francisco. O que está ruim pode ficar ainda pior. De acordo com a prefeitura, a previsão é de que ainda chova cerca de 40 milímetros ainda neste sábado. “Agora é rezar e pedir a Deus para essa previsão não se confirmar. A cidade já está em uma situação crítica. Não sei o que pode acontecer se chover mais”, afirmou, emocionado, o prefeito de Candeias.

Comente agora
11
Abr
Preso na Operação Lava Jato, Luiz Argôlo é afastado do Solidariedade
Postado por: Letícia Oliveira / 15:46h

O ex-deputado baiano Luiz Argôlo foi afastado do partido Solidariedade após a sua prisão na 11ª etapa da Operação Lava Jato. O ex-parlamentar baiano está afastado de "todas as funções partidárias, até o julgamento do pedido de expulsão", segundo nota divulgada pelo presidente do Conselho de Ética Nacional da silga, Flávio Aurélio Nogueira Junior. De acordo com o comunicado, havia uma representação contra o então deputado instaurada em 2014, mas o procesos estava suspenso. "Todavia, não há como o partido se omitir sobre as notícias veiculadas na mídia sobre a prisão do representado em razão das investigações da Operação Lava Jato, que indicam, ao menos, suspeita de sua participação em atos ilícitos", diz a nota. (BN)

Comente agora
11
Abr
FHC: papel de Temer aponta crise na liderança de Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 14:19h
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a decisão da presidente Dilma Rousseff de transferir a articulação política do governo federal para o vice-presidente Michel Temer demonstra que a capacidade dela de liderança está muito abalada, segundo informações publicadas neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo. O tucano ressaltou, durante palestra a empresários e estudantes da área de tecnologia em São Paulo, que Temer pensa diferente da petista, assim como o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. FHC afirmou que Levy recebeu a “chave do cofre” para fecha-lo, referindo-se ao ajuste fiscal. O ex-presidente também defendeu a continuidade dos protestos de rua, mas ressaltou que em algum momento tem de haver acordo. Fernando Henrique ainda afirmou que Dilma colocou a Petrobras na posição que está. Além disso afirmou que, “segurando a inflação, arrebentou com o etanol. Na parte elétrica, deu nó nas finanças, que estão quebradas”.
Comente agora
11
Abr
Marco prisco comemora sua liberdade e anuncia projetos para os municípios da Bahia
Postado por: Samile Macêdo / 10:47h

O deputado estadual Marcos Prisco (PSDB) agora respira aliviado pelo fato das medidas de restrições judiciais impostas em 2014 por ele ter sido o líder da última greve dos Policiais Militares, terem sido revogadas. Agora, com total liberdade, ele concedeu entrevista a Rádio Andaiá FM, onde explica sua sensação de felicidade, bem como projetos para este ano que possui em mente, relatando que sua prisão foi uma grande perseguição jamais vista na história do país e foi o único candidato a Deputado Estadual que não teve a oportunidade de fazer campanhas e ficava apenas em sua residência sem poder viajar ou sair à noite e  segundo ele, o fato de ter vencido as eleições prova que o povo da Bahia sabe de sua inocência. "Estou muito feliz agora com a liberdade total e já estou trabalhando pela população baiana, viajei por 14 municípios, amanhã estarei indo para Valença e depois para a cidade do Vale do Jiquiriçá para visitar os cidadãos", declarou. O parlamentar argumentou que o governador Rui Costa, em seu discurso, no qual citou que a administração seria o braço forte das Polícias Civil e Militar com o intuito de fortalecer a segurança, teve uma posição firme com respeito aos acontecimentos na capital baiana, mas contou que está aguardando o governante pôr em prática a vontade que expressou.

Comente agora
11
Abr
PT vai pedir mandado de Marta Suplicy quando ela sair do partido
Postado por: Letícia Oliveira / 08:36h

O Partido dos Trabalhadores de São Paulo quer o mandato de Marta Suplicy no Senado depois que ela deixar a legenda. A agremiação pediu que advogados analisassem a situação e foi informada que a maioria das decisões é de que mandato majoritário também pertence à legenda. De acordo com esses pareceres, quem assumiria seria o segundo suplente, o petista Paulo Frateschi, e não o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, filiado ao PR. As informações são da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Comente agora
11
Abr
Dilma tem encontro com Obama neste sábado em cúpula no Panamá
Postado por: Letícia Oliveira / 07:50h
A presidente Dilma Rousseff se reunirá na tarde deste sábado (11) com o colega norte-americano Barack Obama em meio às atividades da VII Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá. Ao londo do dia, Dilma fará discursos em sessões plenárias e participará de almoço com chefes de Estado e de governo dos 35 países do continente americano. A previsão é que ela retorne ao Brasil nesta noite. Dilma chegou ao Panamá no início da tarde desta sexta (10) e durante o dia teve série de encontros com presidentes sul-americanos – Cristina Kirchner (Argentina), Juan Manuel Santos (Colômbia) e Enrique Peña Nieto (México). Além disso, ela se reuniu com o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, e participou do Foro Empresarial das Américas, no qual defendeu as medidas de ajuste fiscal que o governo tem adotado para reduzir gastos e reequilibrar as contas públicas.
Comente agora
10
Abr
PSDB pede suspensão de propaganda do PT por "preconceito"
Postado por: Anacley Souza / 20:04h

O PSDB ingressou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando a suspensão da propaganda partidária do PT que começou a ser exibida nos meios de comunicação nesta semana. De acordo com o partido, a peça que foi ao ar "estimula o ódio, o preconceito e a divisão de classes sociais" e "usa da mentira para tentar iludir a população". No vídeo, um locutor começa afirmando que algumas pessoas "odeiam o PT" porque ele "governa para todos, não apenas para uns poucos". Em seguida, alega que o partido "colocou negros e pobres nas universidades, nos aviões, na posse de seus direitos e "mais gente importante na cadeia por corrupção". "Quem é contra tudo isso acha que pode nos odiar. Mas nós temos motivos de sobra para seguir amando e lutando pelo Brasil. Eles não vão nos impedir", finaliza. "As peças publicitárias colocam de lado o salutar embate democrático, de ideias, de críticas e enveredam, equivocada e perniciosamente, pelo caminho do estímulo ao sentimento do ódio, adjacente a imagem estereotipada de que a classe média, os ricos e os brancos são os únicos que têm 'motivos para odiar o PT', isto porque aumentou a participação de 'negros e pobres nas faculdades, nos aviões, na posse dos seus direitos' e essa conquista social lhes causaria sentimento de repulsa", diz a representação do PSDB, que também solicitou ao TSE a cassação do direito à propaganda político partidária do partido.

Comente agora
10
Abr
Dilma defende ajuste fiscal do governo durante cúpula internacional
Postado por: Anacley Souza / 19:35h

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta sexta-feira (10) durante cúpula internacional no Panamá as medidas de ajuste fiscal que o governo tem adotado desde o início do ano para reduzir gastos e reequilibrar as contas públicas. Ela chegou ao país no início desta tarde e participará nesta sexta e neste sábado (11) da Cúpula das Américas. Dilma participou na tarde desta sexta do Foro Empresarial das Américas, evento que antecedeu a abertura oficial da VII Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá. O tema do encontro do qual a presidente participou foi "Integração Produtiva para o Desenvolvimento Inclusivo". "Nós estamos, no Brasil, fazendo um grande esforço de ajuste fiscal. Adotamos medidas anticíclicas nesses últimos anos para evitar que houvesse uma queda muito forte tanto emprego como na renda. Nós esgotamos a nossa capacidade dessas medidas e agora temos de fazer tudo o que for possível para continuar crescendo", disse. Antes de participar do encontro, no qual estiveram presidentes e empresários, Dilma se reuniu com o presidente do México, Enrique Peña Nieto. Segundo a agenda oficial, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, Dilma ainda se encontrará com os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Argentina, Cristina Kirchner, além do criador do Facebook, Mark Zuckerberg. Em seu discurso, Dilma defendeu ainda maior "integração" entre os países americanos e citou investimentos brasileiros na Argentina, Paraguai, Uruguai e México.

Comente agora
10
Abr
Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus poderá aumentar número de componentes
Postado por: Samile Macêdo / 18:20h

Atualmente a Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus possui 14 edis ocupando cadeiras e a possibilidade de aumentar o número de componentes já é discutida. O presidente da Casa Legislativa, Luís Almeida, conhecido como Luís do Alto (PP) disse em entrevista à Rádio Andaiá FM nesta sexta-feira (10) que irá discutir com os outros colegas a possibilidade de compor o conjunto de vereadores com mais três pessoas, ou seja, de 14 para 17. "Acredito que a mesa não será contra o projeto e todos os demais vereadores estiverem de acordo, vamos aprovar a medida de aumento por unanimidade", declarou.  

Redação Voz da Bahia

Comente agora
10
Abr
Procuradoria afirma que Luiz Argôlo usou a própria mãe como laranja
Postado por: Samile Macêdo / 17:15h

O ex-deputado federal Luiz Argôlo (SDD) usou a própria mãe como laranja para receber propina do doleiro Alberto Yousseff. De acordo com a Polícia Federal, o ex-parlamentar baiano, preso nesta sexta-feira (10) na 11ª fase da Operação Lava Jato, também usou o pai para receber o dinheiro proveniente de esquemas de corrupção na Petrobras. Os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) concluíram que Argôlo chegou a usar o cargo de deputado para tentar conseguir um financiamento para que Youssef reformasse um hotel de sua propriedade, localizada em Porto Seguro. Para o MPF, o ex-deputado "efetivamente vendeu seu mandato parlamentar" ao doleiro. Foram rastreados pelos menos R$ 2,68 milhões referentes a supostas propinas que foram embolsadas por ele entre 2011, quando teve início o seu mandato de deputado federal, e março de 2014, quando a Operação Lava Jato foi deflagrada. (Metro1)

2 comentários
10
Abr
Dilma chega ao Panamá para participar da Cúpula das Américas
Postado por: Samile Macêdo / 16:24h

A presidente Dilma Rousseff chegou ao Panamá no início da tarde desta sexta-feira (10) para participar da VII Cúpula das Américas, que reunirá chefes de Estado e de governo dos 35 países do continente. A cerimônia de abertura do evento está prevista para esta noite. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o tema da cúpula será "Prosperidade com Equidade: o desafio de cooperação nas Américas". O Itamaraty informou também que este tema reflete a "preocupação" dos países com a cooperação para o desenvolvimento e a inclusão social no continente. Conforme o Palácio do Planalto, a presidente terá série de encontros ao longo desta sexta na Cidade do Panamá, onde ocorre a cúpula. Entre as reuniões previstas na agenda, estão encontros com os presidentes do México, Enrique Peña Nieto, da Argentina, Cristina Kirchner, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, além do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Dilma também participará nesta sexta do Foro Empresarial das Américas, reunião que terá como tema "Integração Produtiva para o Desenvolvimento Inclusivo". 

Comente agora
10
Abr
Deputado Sandro Régis propõe meia passagem intermunicipal para estudantes
Postado por: Samile Macêdo / 16:00h

O deputado Sandro Régis (DEM), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, endereçou ao governador Rui Costa a indicação que propõe o direito à meia passagem intermunicipal, para os estudantes que necessitam do transporte. Como justificativa, o deputado enfatizou que a educação tem sido a meta principal dos governos, além disso, com tal medida milhares de estudantes baianos serão beneficiados. "Os estudantes de grande parte do nosso estado sentem-se prejudicados por não encontrarem em seus municípios uma educação de qualidade e buscam na capital e em outras cidades de maior por te melhores opções. São obriga dos, portanto, a constantes deslocamentos e gastos que acabam por inviabilizar o projeto de vida e o sonho desses jovens", afirmou Sandro Régis.  Caso a proposta seja aceita, os estudantes que utilizam transportes intermunicipal para ter acesso ao estudos pagarão apenas meia passagem. (Metro1)

Comente agora
10
Abr
Ilhéus: TRT determina que Jabes Ribeiro pague piso nacional a professores
Postado por: Samile Macêdo / 15:53h

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), terá que regularizar o pagamento do piso dos professores em 30 dias. A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 5) que ratificou o ato em primeira instância da juíza da 1ª Vara do Trabalho em Ilhéus, Alice Catarina Pires. Caso Jabes Ribeiro descumpra a determinação judicial, o Município pode ser obrigado a pagar multa diária de R$ 500. Na defesa, o gestor alegou dificuldades no orçamento para pagar o piso nacional, que passou a R$ 1.917,78 em janeiro. Segundo o Pimenta Blog, a decisão do TRT foi comemorada pela Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB-Sindicato). A ação pelo pagamento do piso nacional foi protocolada em outubro de 2013, ano em que a categoria ficou 80 dias em greve sem conseguir dialogar com o governo. (BN/Foto:Pimenta Blog)

Comente agora
10
Abr
Dilma diz que 'experiência' de Temer é 'indispensável' para avanços do país
Postado por: Samile Macêdo / 14:23h

Em despacho que oficializa a ida de Michel Temer para a articulação política do governo, publicado no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (10), a presidente Dilma Rousseff escreve que a experiência do vice é "indispensável" para os "avanços exigidos em favor do nosso país". O governo anunciou que Temer acumularia a vice-presidência com a articulação política na terça-feira (7), após a saída do então ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Pepe Vargas. A escolha de Temer, que é do PMDB, mesmo partido dos presidentes da Câmara e do Senado, é uma tentativa de melhorar as relações entre o Palácio do Planalto e o Congresso. No despacho, Dilma diz ainda que a nomeação do vice para acumular o novo posto leva em conta "desafios importantes na economia, que requerem maior interação e harmonia de objetivos dos Poderes Executivo e Legislativo". "A atuação do Exmo. Sr. Michel Miguel Elias Temer Lulia, Vice-Presidente da República, nos Poderes Legislativo e Executivo, particularmente na Presidência da Câmara dos Deputados e na Vice-Presidência da República, torna valiosa e indispensável a experiência acumulada para a consecução dos avanços que são exigidos em favor do nosso País", diz o despacho assinado pela presidente. 

Comente agora
10
Abr
Jânio Natal quer Porto Seguro como capital simbólica da Bahia nos dias 22 de abril
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 10:40h

Depois de tentar transferir a capital federal para Porto Seguro no dia 22 de abril, o ex-deputado federal e agora deputado estadual Jânio Natal (PRP) sugeriu que a cidade no extremo sul do estado se torne, simbolicamente, capital da Bahia. Na justificativa do projeto, publicado na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial do Estado, Natal, que é ex-prefeito de Porto Seguro, reclama que o “Descobrimento do Brasil ainda não tem o destaque que merece em nosso calendário”. O dia 22 de abril foi quando o as naus portuguesas comandadas por Pedro Álvares Cabral chegaram ao Brasil, em 1500. A Bahia já transfere a capital para Cachoeira anualmente, no dia 25 de junho, em deferência ao início das lutas pela independência do estado, em 1822. Na Câmara Federal, o projeto de transferência da capital federal para Porto Seguro foi aprovado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Educação e Cultura e aguarda apreciação do plenário.

Comente agora
10
Abr
Verbas atrasadas começaram a ser pagos na última segunda (06) aos funcionários do HRSAJ, informa Vereador
Postado por: Letícia Oliveira / 09:32h

O Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, Luiz do Alto, tem abraçado a luta pelo não-fechamento do HRSAJ e Santa Casa de Misericórdia. O edil foi várias vezes a Salvador para se reunir com o Secretário de Saúde do Estado a fim de sanar o problema, estava em Brasília se reunindo com a esfera federal do Governo Brasileiro e na manhã desta sexta-feira (10), deu uma boa notícia em entrevista a Rádio Andaiá FM. Ele contou que foi repassado na última segunda-feira (06), as verbas atrasadas, onde o gestor do Instituto Fernando Figueiras, resolveu a situação dos funcionários e agora está solucionando o problema das pessoas, que são prestadoras de serviço do IFF. Luiz explicou que cobrou dos Deputados Federais algumas ações para o município, porém evitou citá-las para que não comece a surgir os ‘pais da criança’, “sempre aparece alguém que diz fazer e acontecer quando as coisas acontecem, mas nossa ida a Brasília foi muito importante e quem ganha é nosso município”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
10
Abr
Servidor que soltou roedores na sala da CPI vai ser exonerado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:59h

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determinou que sejam tomadas providências para a exoneração do servidor da Casa que soltou uma caixa com seis roedores provocando um tumulto no plenário da CPI da Petrobras. Márcio Martins de Oliveira está lotado no gabinete da segunda vice-presidência, controlada pelo deputado Giacobo (PR-PR). Ele é servidor comissionado, contratado por indicação política, ocupando a função de assistente de gabinete desde 9 de março e recebe salário mensal de R$ 2.300. Antes de ocupar esse cargo, Oliveira foi secretário parlamentar do deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), entre 12 de abril de 2014 e 8 de março de 2015. Detido pela Polícia Legislativa, ele negou, em depoimento, ser responsável pela soltura dos ratos e  disse que está sendo vítima de um equívoco.

Comente agora
09
Abr
Ex-vereador de Nazaré denuncia fraude em processo de licitação cometida pelo prefeito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:35h

Na sessão desta quinta-feira (9), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aceitou a denúncia formulada pelo ex-vereador do município de Nazaré, Ailton Figueiredo Souza Júnior, contra o prefeito Milton Rabelo de Almeida Júnior. O ex-vereador indicou a contratação irregular de empresa que possui como sócio o sobrinho do gestor, inclusive com indícios de fraude no processo licitatório ou favorecimento da empresa, bem como a prorrogação do contrato sem justificativa legal. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Dias, aplicou a multa de R$ 5 mil e determinou o imediato encerramento do contrato entre o município e a empresa Neymar de Almeida Barreto ME. A relatoria destacou que a defesa não trouxe nenhum elemento que desconstituísse os fatos atribuídos ao prefeito. Ainda cabe recurso da decisão. (BN)

Um comentário
09
Abr
Oposição leva à Câmara bolo com a inscrição "Sem dias de Dilma 2"
Postado por: Samile Macêdo / 18:01h

Deputados integrantes da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff entraram no plenário da Câmara, nesta quinta-feira, 9, carregando um bolo com a inscrição "Sem dias de Dilma 2". A provocação foi uma referência aos cem primeiros dias do segundo mandato da petista. Os parlamentares acenderam velas sobre o bolo preto e vermelho, decorado com duas estrelas que remetiam ao símbolo do PT. Segundo o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), o protesto foi em "desgoverno" do País. "Hoje faz exatamente cem dias que estamos sem governo", disse. (Estadão Conteúdo/BN)

Comente agora
09
Abr
Vaccari nega doações ilegais para campanha do PT
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 17:51h

Em depoimento, hoje (9), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, negou que tenha intermediado doações ilegais em contratos de fornecedores da Petrobras para financiar campanhas do PT. Vaccari reafirmou que todas as doações que o partido recebe são legais, feitas por transações bancárias e com prestação de contas ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE). “Durante todo o período que estou na tesouraria sempre que fiz visitas a empresa ou pessoa física que fizeram doações, elas foram feitas de forma voluntária, sem nenhum outro compromisso. Essa tem sido nossa forma de fazer a arrecadação do PT. Prestamos conta dessa arrecadação ao TSE e nunca tivemos problemas com a Receita”, disse aos parlamentares. Antes dos deputados iniciarem as perguntas, Vaccari apresentou dados que mostrariam que nas duas últimas eleições a distribuição de doações de empresas investigadas pela Operação Lava Jato ficou equilibrada entre PT, PMDB e PSDB. Vaccari negou que tenha tratado de doação de recursos com executivos da Petrobras e com o doleiro Alberto Yousseff. O tesoureiro disse não ter conversado com o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque sobre finanças do PT ou qualquer outro assunto que envolva recursos financeiros. Em resposta a parlamentares repetiu que as declarações que Barusco fez a seu respeito na delação premiada não são verdadeiras. Relatou que também não tratou de assunto relacionado a finanças com o ex-gerente executivo da Diretoria de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco. “Minha relação com ele sempre foi casual e sem nenhuma intimidade”.

Comente agora
09
Abr
Prefeito de Salvador vistoria áreas atingidas pelas chuvas
Postado por: Samile Macêdo / 17:46h

O prefeito ACM Neto passou o final da manhã e início de tarde de hoje (09) vistoriando áreas atingidas pelas fortes chuvas e determinando a realização de intervenções emergenciais. O primeiro local visitado foi a Avenida Juracy Magalhães, onde, após a entrada do Horto Florestal, houve um deslizamento de terra. A outra área visitada pelo prefeito foi a Rua Leonor Calmon, no bairro da Cidade Jardim, onde uma imensa cratera se abriu após o asfalto ceder. Os dois problemas podem ter sido ocasionados por vazamentos em tubulações de água. Além disso, todos os órgãos da Prefeitura estão atuando em outros pontos da cidade para minimizar os danos provocados pelo mau tempo. No caso do deslizamento na Avenida Juracy Magalhães, duas vítimas foram socorridas pelo SAMU. Um homem de 55 anos e uma mulher de 25. Ambas foram conduzidas com quadro clínico estável para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Comente agora
09
Abr
Deputado acusa Vaccari de mentir durante na CPI da Petrobras; Veja o vídeo
Postado por: Samile Macêdo / 17:18h

O deputado Federal democrata Onyx Lorenzoni (RS) acusou o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, de mentir durante o seu pronunciamento na reunião da CPI da Petrobrás, que ocorre nesta quinta-feira (09) na Câmara dos Deputados. “João Vaccari é outro que vem aqui mentir. Ele só escapa por causa do advogado que, como eu ressaltei no início, só é chamado quando a encrenca é grande. E a encrenca do Vaccari é muito grande…”, disparou o gaúcho, que ainda falou por mais dez minutos sobre o tema. Veja no vídeo abaixo. (Política Livre)

Comente agora
09
Abr
Após assumir articulação política do governo, Temer deixa presidência do PMDB
Postado por: Samile Macêdo / 16:52h

O vice-presidente da República, Michel Temer, deixou a presidência do PMDB após assumir a articulação política do governo. A decisão ocorreu nesta quinta-feira (9), após reunião com o senador Valdir Raupp (RO), cotado para assumir o cargo deixado por Temer. O parlamentar faz parte da lista de políticos investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga supostos esquemas de corrupção na Petrobras. De acordo com a assessoria de imprensa do vice-presidente, ele avaliou que seria melhor deixar a presidência do PMDB para não acumular duas funções tão importantes, que tomariam grande parte do seu tempo. (Metro1)

Comente agora
09
Abr
Florence e Imbassahy discutem em CPI sobre relatório do TCU sobre metrô de Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 16:45h

Os deputados federais Afonso Florence (PT) e Antonio Imbassahy (PSDB) trocaram “gentilezas” nesta quinta-feira (9) durante a sessão da CPI da Petrobras que interrogava o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Os deputados baianos trouxeram à comissão a discussão sobre o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as obras do metrô de Salvador. À imprensa, o petista invocou a figura de Imbassahy, prefeito de Salvador em 1999, época em que as obras do metrô foram iniciadas, sugerindo uma investigação detalhada sobre eventuais irregularidades. Em resposta, o tucano rebateu as críticas e provocou Florence a amparar denúncias em evidências além da reportagem que apresentou o relatório do TCU. Sem tréplicas, o assunto acabou após a saída do petista da sessão, após ouvir as respostas para as provocações em momentos prévios da própria audiência. (BN)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com