As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 23/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

05
Out
Lúcio Vieira Lima lidera votos para a Câmara Federal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:11h

Candidato à reeleição, o peemedebista Lúcio Vieira Lima ultrapassou os adversários e, com 37,42% dos votos apurados, lidera a corrida por uma vaga na Câmara Federal. Além dele, Antonio Brito (PTB) e Irmão Lázaro (PSC) ultrapassam a marca dos 60 mil votos. O quarto mais votado é o comunista Daniel Almeida, seguido por João Gualberto (PSDB), Jorge Solla (PT) , Márcio Marinho (PRB), Antonio Imbassahy (PSDB), Ronaldo Carletto (PP) e Cacá Leão (PP). A Bahia possui 39 vagas na Câmara Federal. (BN)

Comente agora
05
Out
Direção dos Correios anuncia que irá processar Aécio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:07h

Os Correios vão processar o candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, e os partidos que o apoiam por acusar a estatal de cometer crime eleitoral na distribuição de material de campanha. De acordo com a empresa, uma ação será ajuizada amanhã contra o tucano, que, em entrevistas, declarou que santinhos de sua coligação não foram regularmente enviados em Minas, o que teria favorecido a candidatura de políticos rivais. A decisão foi tomada, segundo a empresa, para reparar supostos danos à sua imagem e para distanciar seus interesses institucionais do debate eleitoral. "Visando preservar sua boa reputação no mercado, perante seus clientes e a sociedade brasileira, os Correios decidiram processar o senhor Aécio Neves e sua coligação partidária", anunciou a estatal. Em nota, os Correios reafirmaram que não houve "qualquer irregularidade na distribuição de objetos postais de seus clientes relacionados aos fatos mencionados pelo candidato". 

Comente agora
05
Out
Boca de urna para presidente mostra 2º turno entre Dilma e Aécio, diz Ibope
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:06h

Os números do Ibope para pesquisa bota de urna mostra que haverá um segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o candidato do PSDB, Aécio Neves. A petista aparece com 44% dos votos, enquanto Aécio pontua com 30% das opções dos eleitores. Já Marina Silva (PSB), que ficou em segundo lugar durante boa parte da corrida eleitoral, obteve 22% dos votos, de acordo com o levantamento divulgado após a conclusão dos votos no Acre. Luciana Genro, do PSOL, tem 2% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os demais candidatos possuem, somados, 1%. (BN)

Comente agora
05
Out
Beto Richa, do PSDB, é reeleito governador do Paraná
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:55h

Beto Richa, do PSDB, foi reeleito neste domingo (5) governador do Paraná em primeiro turno. Ele venceu adversários como os senadores Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) em disputa para governar o estado pelos próximos quatro anos. Cida Borghetti (PROS) será a vice-governadora no próximo mandato. A reeleição foi confirmada com 97% das urnas apuradas. O atual governador recebeu 3.234.465 votos, o que corresponde a 55,7% dos votos válidos apurados até então. Com a reeleição, Richa repete os dois governadores antecessores, que também obtiveram êxito ao tentar um segundo mandato consecutivo. Após se eleger em 2002, Requião foi reconduzido ao cargo nas eleições de 2006, bem como Jaime Lerner – eleito em 1994 e 1998.

Comente agora
05
Out
Com 96% das urnas apuradas no DF, os candidatos do PSB e do PR vão para o segundo turno
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:52h

A contagem de votos já foi quase finalizada no Distrito Federal. Os candidatos ao governo do estado Rodrigo Rollemberg (PSB) e Jofran Frejat (PR) foram para o segundo turno. Eles obtiveram 45% e 27% dos votos válidos, respectivamente. O atual governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), teve 20% e ficou fora da disputa. (Metro1)

Comente agora
05
Out
Agora com 1/4 das urnas apuradas, Rui Costa seria eleito no primeiro turno
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:51h

Com 1/4 das urnas apuradas na Bahia (25% - 7968 de 31268), o candidato ao governo do Estado pelo PT, Rui Costa, seria eleito no primeiro turno com 52,10% das intenções de voto. O candidato do DEM Paulo Souto aparece com 38,94%, enquanto a candidata pelo PSB Lídice da Mata está com 7,32%. Por enquanto, o petista venceria no primeiro turno com 2.322.730 dos votos apurados.

Comente agora
05
Out
Distrito Federal elege o primeiro senador das eleições 2014; Reguffe venceu com 81%
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:50h

O primeiro senador eleito nas eleições de 2014 é Reguffe (PDT) do Distrito Federal. Com 81% das urnas apuradas, ele tem 665.222, o equivalente a 58,01%. Para governador, Rollemberg (PSB) lidera com 45,46% dos votos, seguido por Frejat (PR) com 27% e Agnello (PT) com 20%.

Comente agora
05
Out
Collor corta fila para votar e se irrita com jornalista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:45h

Tatuagem nos pulsos e mãos dadas às filhas gêmeas Cecile e Celine, de 8 anos, o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL) cortou a fila ao votar em um colégio em Maceió (AL), gerando reclamações de quem esperava. Ao sair, irritou-se com o repórter do Estadão, ao ser questionado se ele tinha usado a prerrogativa de idoso para passar à frente dos demais eleitores em espera a mais de hora. "Não quero falar com você", irritou-se, Collor, de 65 anos. Candidato à reeleição como senador, Collor aliou-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com quem brigou politicamente em 1992, quando o peemedebista apoiou seu impeachment, depois de ter sido líder de seu governo. O acordo para sua reeleição incluiu o apoio à candidatura de Renan Filho (PMDB) como governador do Estado, cargo que Collor tentou e perdeu em 2002 - depois de ficar dez anos com os direitos políticos cassados - e 2010. Desde o começo da disputa Collor manteve vantagem em relação à sua principal adversária Heloísa Helena (PSOL). Na hora da votação, ele chegou com a mulher e as duas filhas por volta das 13 horas, em um colégio particular de Maceió. Diante de um grupo de jornalistas, a maioria de órgãos das organizações Arnon Melo de sua família, deu rápida entrevista em que falou em vitória e disse não acreditar em um segundo turno na disputa ao governo estadual. "Chego para votar muito animado com as perspectivas". 

Comente agora
05
Out
TSE só divulgará dados de votos de presidente às 19h
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:37h

O Placar da Apuração do Uol exibe em tempo real a contagem de votos em cada Estado, realizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As primeiras apurações começaram a partir das 17h (horário de Brasília), quando a maior parte dos Estados encerra a votação. Já a apuração para presidente deve ser divulgada somente a partir das 19h (também pelo horário de Brasília), após o fechamento das urnas no último Estado a encerrar a votação, o Acre, por conta do fuso-horário.

Comente agora
05
Out
Apuração na Bahia: Rui Costa lidera com 52,10% dos votos em 25,48% das urnas apuradas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:30h

Comente agora
05
Out
Distrito Federal tem o primeiro senador eleito em 2014
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:21h

Com 81% das urnas apuradas no Distrito Federal, José Antônio Machado Reguffe (PDT) é o novo senador da região. O candidato tem 57% dos votos e não pode mais ser alcançado por Magela (PT) com 23%. Gim Argello (PTB) segue em terceiro com 14% dos votos já apurados.

Comente agora
05
Out
Segundo pesquisa Ibope, Geraldo Alckmin estará reeleito no 1º turno de São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:46h

Na pesquisa realizada pelo Ibope Boca de Urna realizada no estado de São Paulo, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, aparece com 52% das intenções de voto e estaria reeleito no já no 1º turno das votações realizadas na região. Em segundo lugar, Skaf (PMDB) aparece com 22% dos votos, seguido por Padilha (PT) com 18%.

Comente agora
05
Out
Com menos de 1% das urnas apuradas, diferença entre Rui e Souto ainda é pequena
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:41h

Dados de parciais divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a distância entre Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM) é menor que 2%. Com menos de 1% das urnas apuradas, o petista recebeu 43,61% dos voto, enquanto o democrata foi a opção para 41,13% dos eleitores. No total, foram verificadas 192 urnas na Bahia e, por enquanto, ainda há a perspectiva de 2º turno. Lídice da Mata (PSB) recebeu 12,22% dos votos, Marcos Mendes (PSOL) 1,66%, Da Luz (PRTB) 0,90% e Renata Mallet (PSTU) 0,47%. Votos em branco já somam 7,90% dos eleitores e nulos 12,52%.

Comente agora
05
Out
Corpo de Hugo Carvana é velado no Rio de Janeiro; cremação acontecerá amanhã
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:26h

  1. Foto: Marcello As Barreto/ AgNews

Familiares e amigos de Hugo Carvana comparecem neste domingo (5) ao velório do ator e diretor, que acontece no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Objetos pessoais do artista, a exemplo da faixa do Fluminense e da placa usada no filme "O Homem Nu", e diversas coroas de flores estão dispostas próximo ao caixão. O corpo de Hugo Carvana será cremado na segunda-feira (6), em cerimônia fechada para a família no Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio. O artista estava afastado da TV desde a minissérie "Brado Retumbante" (2012), quando interpretou o personagem Jorge Mourão. No cinema, seu último trabalho foi o filme "A Casa da Mãe Joana 2", que ele dirigiu. Há seis meses, Hugo Carvana havia voltado a sofrer por conta de um câncer de pulmão, contra o qual ele lutava desde 1996. Em decorrência da doença, ele foi internado no Rio no último dia 28 de setembro com forte insuficiência respiratória e infecção. Carvana morreu na tarde deste sábado (4), aos 77 anos.

Comente agora
05
Out
Candidato a deputado, Rogério Andrade vota em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 16:21h

O candidato a deputado estadual pelo PSD, Rogério Andrade, exerceu sua cidadania por volta das 14h30 deste domingo (5), no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes em Santo Antônio de Jesus.

  1. Redação Voz da Bahia
Comente agora
05
Out
Secretário de Administração da Cidade de Varzedo fala a respeito de suas expectativas para as eleições
Postado por: Samile Macêdo / 16:15h

O Secretário de Administração da Cidade de Varzedo (128,5 quilômetros de Salvador), Manoel, em entrevista  ao Voz da Bahia, fala a respeito de suas expectativas para as eleições de hoje (5) no município. Conta que espera uma eleição de tranquilidade e livre escolha para o eleitorado manifestar suas opiniões. Observa que a população reconhece o trabalho do Prefeito Radamam, Governador Jaques Wagner e da Presidente Dilma, portanto, se espera uma votação expressiva, para que se continue a trabalhar pelo município. Com respeito à pesquisa divulgada na Rede Bahia, diz que, foi mostrado algo que já se sabia, um empate técnico; mas  espera que hoje “ a vitória esteja garantida no primeiro turno, tanto para Rui quanto para Dilma”. Segundo Manoel,  a cidade de Varzedo está repleta de candidatos, como nunca antes, mas, só apoiará os candidatos que tem trabalhado pela cidade “Como Deputado Estadual: Rosemberg (PT), Deputado Federal: Afonso Florence (PT), Governador: Rui (PT) e Presidente: Dilma (PT), candidatos, que, espera-se que tenham um bom número de expressões de votos”. Sobre o debate realizado pela Rede Globo na última quinta-feira, relata que foi bom para os Candidatos Rui e Dilma, uma vez que possuem um bom número de votos e dava para perceber que ambos falavam com firmeza e não tentavam enganar o eleitor e é isso que a população espera, um governo de verdade e convicção. Em relação à gestão do Prefeito Radamam, numa escala de 0 a 10, o secretário Manoel diz que  pela felicidade do povo de Varzedo com a administração do atual Prefeito e apesar das melhoras que precisam ser feitas daria nota 8,5 pois, “Já fizemos muito, mas precisamos fazer mais”, explica. Também fala sobre as obras de infraestrutura realizadas, como asfaltamento, construção de creche e 17 poços artesanais, cuja água vem da Barragem dos Rios “Da Dona” e “Preto”, SAMU, instalações de retroescavadeiras. “Isso mostra que a administração está no caminho certo para ser ótima”. Em conclusão, agradece a equipe Voz da Bahia pelo site, divulgação de notícias e afirma “é um canal que faz a política certa sendo totalmente democrático e de muita importância”.

Comente agora
05
Out
Candidato a deputado, Dr. Francisco Freire vota acompanhado da família
Postado por: Anacley Souza / 16:08h

O candidato a deputado estadual pelo PRP, Dr. Francisco Freire votou na manhã deste domingo na sessão eleitoral localizada no clube dos 100 em Santo Antônio de Jesus, acompanhado pela sua esposa e neta.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Prefeito Radaman Barreto vota em colégio de Varzedo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:56h

O Prefeito do município de Varzedo (128,5 quilômetros de Salvador) Radaman Barreto, em entrevista, diz que durante esse dia de eleição, a cidade se encontra em tranquilidade e harmonia sem violência ou incidentes. “O povo de Varzedo é um povo muito acolhedor, respeitador, qualidade que prevalece, apesar das diferenças em questões partidárias”, relata. Ele espera que continue assim até o final, cumprindo as normas propostas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Quanto à colisão que ocorreu em Varzedo entre uma moto e um veículo, devido ao congestionamento, Radaman disse que se trata de um “imprevisto”, mas o clima geral da cidade, da população nas urnas, está dentro da normalidade. “Vamos ter uma eleição muito boa em Varzedo e esperamos que o partido que convença ao povo apresentando as melhores propostas, vença”, afirma. Informa que no período da tarde não houve muita formação de filas, o movimento foi muito tranquilo, “as urnas praticamente vazias” e aconteceram poucos tumultos e confusões. O prefeito votou na Escola Manoel José de Souza na tarde deste domino.

Reportagem e fotos: Voz da Bahia Marcello Dial

Comente agora
05
Out
Levy muda horário de votação e não é acompanhado pela imprensa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:45h

Levy Fidelix, candidato à Presidência da República pelo PRTB, votou às 9h15 deste domingo (5), em São Paulo. O candidato votou no horário diferente do informado por sua assessoria de imprensa, por isso Fidelix votou sem ser acompanhado por jornalistas. Ele deveria votar às 14h. Fotos foram publicadas na página oficial no Facebook do candidato, onde declarou "integral confiança na família brasileira e no destino do Brasil".

Comente agora
05
Out
Piadas sobre votação fazem sucesso nas redes sociais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:42h

Nem mesmo o momento da votação passou despercebido pelos internautas neste domingo (05). Vários usuários compartilharam nas redes sociais piadas sobre as eleições, uma delas com o cantor Xanddy ao lado de seus filhos Camilly Victoria e Victor Alexandre. "Xanddy já foi votar com seus filhos. Carla Perez não compareceu, pois domingo ela não vai", diz a imagem divulgada no Instagram. Já em uma montagem, a cantora Beyoncé aparece como presidente e pertence ao 'partido das que cantam'. Além destes, outros memes fizeram sucesso entre os internautas. (Correio)

Comente agora
05
Out
Candidato à Presidência tenta furar fila e é repreendido por eleitora
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:41h
O candidato à presidência da República pelo PSDC, José Maria Eymael, votou neste domingo (5) em um colégio no Alto de Pinheiros, na Grande São Paulo. Entretanto, ao tentar entrar na zona eleitoral, um dos seus seguranças particulares tentou fazer com que o candidato furasse a fila da sessão. Revoltados, os outros eleitores não deixaram o candidato entrar diretamente na sala de votação. Eymael decidiu voltar para o fim da fila.  O Tribunal Superior Eleitoral, na resolução nº 23.399, que regula os atos preparatórios para as eleições de 2014, diz que a prioridade na fila é uma prerrogativa de candidatos, juízes eleitorais e auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral, Promotores Eleitorais, PMs em serviço, eleitores maiores de 60 anos, enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mulheres grávidas e lactantes. Confiante, Eymael disse que espera receber muitos votos e que seu partido ganhe 10 cadeiras na Câmara dos Deputados.
Comente agora
05
Out
TSE: 16 países já encerraram eleições para brasileiros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:32h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou na manhã deste domingo, 05, que as eleições para brasileiros residentes em território estrangeiro já foram encerradas em 16 países. Até agora foi possível votar na Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Malásia, Tailândia, China, Taiwan, Índia, Emirados Árabes e Rússia. Os últimos países a registrar votos serão Estados Unidos e Canadá, cujo fechamento das urnas ocorrerá as 21 horas (horário de Brasília). (BN)

Comente agora
05
Out
Candidato a Deputado, Dr. Aislan Rocha vota no Colégio Rotary em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 15:30h

  1. Foto reprodução facebook

O candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Dr. Aislan Rocha, votou na manhã deste domingo (5), no Colégio Rotary, no bairro Maria Preta em Santo Antônio de Jesus .

Comente agora
05
Out
Dez pessoas são presas em Feira por venderem o voto em troca de combustível
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:16h

Dez pessoas foram presas em Feira de Santana, entre elas um gerente de um posto de combustível, por venderem seus votos para um candidato. Segundo a polícia, por volta das 11h40, o grupo foi flagrado em fila no posto Santana, na Avenida Getúlio Vargas, aguardando abastecimento. O gerente do estabelecimento também foi detido, pois com ele foram encontradas 34 ordens de abastecimento que, juntas, somavam R$ 478,50. Os envolvidos ainda não foram identificados, segundo a 66ª Companhia Independente da Policia Militar da cidade. (Bocão News)

Comente agora
05
Out
Balanço do TSE aponta 22 prisões de candidatos por crimes eleitorais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:08h

Em um balanço parcial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 22 candidatos já foram presos neste domingo por crimes eleitorais. A principal ocorrência é de realização de boca de urna, com oito casos. O Rio de Janeiro lidera o número de detenções, com 10 presos. Outras prisões foram registradas no Acre (2), Ceará (1), Minas Gerais (3), Mato Grosso (1), Piauí (1) e Paraná (2). “Essas ocorrências estão dentro de um padrão de normalidade de estatísticas históricas”, disse o presidente do TSE, José Antônio Dias Toffoli. A Justiça Eleitoral ainda registrou três prisões por compra de votos, quatro por fornecimento ilegal de alimento, dois por transporte ilegal de passageiros, dois por divulgação de propaganda e três por outros motivos não especificados. De acordo com o presidente do TSE, todos os candidatos podem visitar as seções eleitorais e que isso não é, necessariamente, uma boca de urna. “Às vezes há uma ideia de que o candidato está fazendo boca de urna, mas todo o candidato tem o direito de visitar todas as seções eleitorais. O que ele não pode fazer é pedir voto”, salienta. Além dos 22 candidatos, foram presos 226 não candidatos, sendo 144 por boca de urna (BN)

Comente agora
05
Out
Eleitores estão desistindo de votar por conta da demora nas filas em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 15:05h

Atraso nas identificações da biometria tem deixado eleitores da 56ª Zona Eleitoral descontentes. Por conta das longas filas, cidadãos têm desistido do voto. O Portal Voz da Bahia tem acompanhado como está à votação em algumas localidades e constatou que apesar da tranquilidade em algumas sessões, algumas urnas apresentaram problemas e o sistema de biometria não tem funcionado muito bem. Algumas pessoas, mesmo sem a identificação biométrica, estão exercendo seu voto de modo convencional apresentando uma identidade com foto. O Juiz eleitoral, Dr. Givandro Cardoso, informou a nossa reportagem, que se o eleitor estiver em dia com a justiça eleitoral, poderá exercer sua cidadania e o presidente da mesa de sua sessão está apto a autorizar o cidadão a votar.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Acompanhado da filha, deputado Alan Sanches vota em colégio de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:31h

Alan Sanches, candidato à reeleição para deputado estadual, votou acompanhado da filha, na manhã deste domingo na capital baiana no Colégio Antônio Vieira localizado no Bairro da Graça em Salvador. Após votar, o deputado postou uma foto em seu Facebook, onde aparece fazendo uma selfie com familiares.

Foto: Repoducão Facebook

Um comentário
05
Out
Boca de urna: TRE registra 37 prisões em toda a Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:22h
Até o momento, um total de 37 prisões por crime de boca de urna foi registrado em toda a Bahia, entre elas, seis envolvendo os próprios candidatos, segundo informações repassadas pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-BA). Houve ainda 20 notificações por boca de urna que não implicaram prisão. A 22ª Eleitoral de Jequié registrou também denúncias de distribuição de dinheiro em troca de votos em dois locais de votação, mas as denúncias não foram comprovadas pelos oficiais de justiça. Já na 23ª Zona Eleitoral de Jequié, foi realizada uma apreensão de material de campanha encontrado em veículo estacionado próximo a local de votação. Segundo informações do cartório, o candidato estava dentro do carro. Apreensões de santinhos foram feitas também pelo juiz eleitoral de Camamu (BA), sendo o material encaminhado para o DEPOL da cidade. No município de Tanhaçu, foram noticiadas queixas sobre veículos plotados transitando pela cidade, mas, ao fazer consulta ao CRE-BA e à legislação eleitoral, foi verificado que a situação não enquadrava-se em crime eleitoral. Em Paulo Afonso, houve também recolhimento de placas e cavaletes. Em Jaguaquara, todas as ocorrências até o momento são relacionadas a apreensões de placas de propaganda (Relação de Ocorrências da Corregedoria até às 11h50).
Comente agora
05
Out
Santinhos adulterados são distribuídos em Senhor do Bonfim; Justiça é acionada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:19h
Uma quantidade considerável dos já conhecidos "santinhos" dos candidatos foi adulterada e foi distribuída neste domingo (5) de eleição na cidade de Senhor do Bonfim, no interior da Bahia. Em uma das peças apareciam as fotos dos deputados Valmir Assunção (candidato a deputado federal) e Carlos Brasileiro (candidato a deputado estadual), ambos do PT. Entretanto, no verso da pesca, a numeração de outro candidato: o candidato a deputado estadual Roberto Carlos. A adulteração foi comunicada à Justiça Eleitoral. Os santinhos teriam sido jogados por toda a cidade, principalmente próximos às zonas eleitorais. A cidade de Senhor do Bonfim é a principal base do deputado estadual Carlos Brasileiro, o qual foi prefeito por duas vezes. Roberto Carlos, cujo número aparece nos santinhos adulterados, é apoiado pelo atual prefeito do município, Edivaldo Correia. (Metro1)
Comente agora
05
Out
Eleições 2014: "Rondas estão sendo constantes nos lugares em que há comercialização de bebidas em S. A. de Jesus", diz Coronel Menezes
Postado por: Samile Macêdo / 14:10h

A cidade de Santo Antônio de Jesus (localizada a 107 quilômetros de Salvador) será a Sede do Comando Regional de Segurança nas eleições de 2014. O Coronel Menezes Comandante Geral da Polícia Militar  está no município  para preparar a equipe da Polícia Militar a fim de garantir um bom trabalho de segurança nas eleições em toda a região. Em entrevista ele diz que busca facilitar o trabalho em relação ao Comando Geral para que ocorra o mínimo de problemas possível, e recomendam aos eleitores que exerçam seu direito de voto, porém sem causar qualquer tipo de transtornos. Com respeito à venda de bebidas alcoólicas, assegura que haverá rondas constantes nos lugares em que há comercialização desses produtos, com o objetivo de fazer com que a lei eleitoral seja cumprida. Para continuar a oferecer segurança à população mesmo depois do período eleitoral, declara que continuará o policiamento com o intuito de atender as demandas das cidades que compõem a área encarregada do 14º Batalhão; “O trabalho que é executado não pode deixar em segundo plano o dia a dia dessas cidades”, declara. Conclui incentivando aos eleitores para que exerçam seu direito de voto de uma maneira democrática.

Comente agora
05
Out
Ex-Prefeito de Varzedo conversa sobre política e expectativas nas eleições em entrevista ao Voz da Bahia
Postado por: Samile Macêdo / 13:58h

O ex-prefeito de Varzedo Valter Bomfim Lago, em entrevista ao Voz da Bahia, conversa a respeito da política do município e das expectativas quanto às eleições. Relata que vê muitas obras de infraestrutura, abertura de creches, casas populares realizadas pelo PT (Partido dos Trabalhadores), fazendo com que o partido ganhe grande favoritismo apesar de outros partidos demonstrarem oposição por parte dos eleitores. Valter disse que hoje, no dia das eleições, percebe que há algumas insatisfações, críticas por parte da população e vê na candidatura a governo da Bahia que será uma disputa muito equilibrada entre os dois partidos: DEM (Paulo Souto) e PT (Rui Costa), visto que há uma grande diferença de opiniões, alguns preferem mudanças, outros optam por continuar do jeito que está com mesmos projeto e programas. “O Partido dos Trabalhadores tem trazido alguns candidatos que não sejam conhecidos pela maioria das pessoas, mas, que possuem competência em determinadas áreas. Lula colocou Dilma, a quem ninguém conhecia e achavam que iria perder, mas, ganhou.”, nota.

Comente agora
05
Out
Lula vota em São Paulo e afirma que eleição será decidida entre "as duas legendas mais fortes"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:39h
Neste domingo (5), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou por volta do meio dia em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ele esteve acompanhado do candidato petista ao governo paulista, Alexandre Padilha. Lula afirmou que PT e PSDB são as duas legendas "mais fortes" e que devem disputar o segundo turno para a Presidência da República, confirmando o resultado das últimas pesquisas que mostram Aécio Neves e Dilma Rousseff na disputado o segundo turno. Ao ser questionado pela imprensa local se o segundo turno terá um "clássico", expressão utilizada no futebol para um jogo entre dois times rivais por natureza, Lula disse acreditar que sim. "Eu acho que sim. São duas forças políticas muito fortes. Você não inventa uma candidatura de última hora. Quando começa o jogo pra valer, tem que ter time para entrar em campo. São as duas legendas mais fortes", afirmou o petista. (Metro1)
Comente agora
05
Out
Ruas sujas com ‘santinhos’ em Feira de Santana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:38h

Diversas ruas de Feira de Santana e colégios eleitorais estão repletos de santinhos espalhados pelo chão, neste domingo (5). Segundo taxistas, os panfletos com números de candidatos começaram a ser lançados na noite de sábado (4). A ação de distribuir santinhos no dia da eleição é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral e foi para driblar essa determinação que os papeis com foto e número de alguns candidatos foam jogados no chão no dia anterior ao pleito. Os santinhos tornam o chão escorregadio e podem provocar a queda de eleitores, além de sujar muito as ruas. A situação piora por conta da chuva.

Comente agora
05
Out
Em dia de eleições, candidatas ao Miss Bumbum vão às ruas pedir votos; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:35h

As misses bumbum Ana Paula Xavier, representante do Amapá, Tainara Ferreira, que representa a Paraíba, e Ana Paula Costa, que defende o Espírito Santo, aproveitaram este domingo de eleições, 5, para ir às ruas de São Paulo pedir votos para o concurso Miss Bumbum. As três causaram comoção nas ruas ao saírem de biquíni pedindo votos."E tem homem que ainda gosta de beijar homem, rapaz!", gritou um feirante assim que as meninas chegaram a uma feira na região central da capital paulista. (Ego)

Comente agora
05
Out
Dias Toffoli afirma que 1.869 urnas precisaram ser substituídas no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:25h

Às 12h50 deste domingo, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, informou que, 1.869 urnas haviam sido substituídas no país. Este número representa 0,38% do total de 428.894 urnas disponibilizadas para votação. Toffoli afirmou que em todo o País apenas na cidade de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, estão sendo usadas cédulas, mas de acordo com o Ministro, por falha humana. “O mesário se precipitou e disponibilizou a urna para captação dos votos em papel sem antes se socorrer a uma nova urna eletrônica”. O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, disse ainda que, até as 11h27, 22 candidatos foram presos, sendo oito deles por boca de urna, dois por divulgação de propaganda, dois por transporte ilegal de eleitores, quatro por fornecimento ilegal de alimentos, três por corrupção eleitoral e três por motivos não divulgados. Dez dos candidatos presos são do Rio de Janeiro e três de Minas Gerais. O TSE informou também que, até às 11h28 deste domingo, 226 eleitores foram presos no país. Segundo o Tribunal, duas pessoas foram presas pelo uso de alto-falantes, 144 por boca de urna, 36 por divulgação de propaganda, cinco por transporte ilegal de eleitores, 11 por corrupção eleitoral, e 28 por outros motivos. Foram registradas outras 598 ocorrências, mas sem prisões.

Comente agora
05
Out
Pastor Everaldo vota no Rio e evita comentar sobre posição no segundo turno
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:21h

O membro da Assembleia de Deus, candidato à Presidência da República Pastor Everaldo (PSC) votou por volta das 11h da manhã deste domingo (5) no Rio de Janeiro. Everaldo, que tinha 1% das intenções de voto segundo a última pesquisa Datafolha publicada neste sábado (4) não quis tomar posição sobre quem apoiaria no segundo turno da eleição presidencial. Sua base eleitoral é, em suma, formada por evangélicos. (Metro1)

Comente agora
05
Out
TSE: atrasos com biometria não prejudicam resultados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:56h
Mais de 1,8 milhão de eleitores devem votar com o uso de biometria no Distrito Federal. Entretanto, as urnas têm apresentado problemas. Nem sempre o eleitor é identificado pela digital, por mais que tenha feito o cadastramento. Isso tem atrasado a votação em alguns dos colégios eleitorais, nos quais as filas passam de meia hora. Até o final da manhã deste domingo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmava que não haveria atrasos na divulgação de resultados ou das pesquisas de boca de urna, após o fechamento das seções. Em Brasília a revisão biométrica foi feita por 99,87% do eleitorado, o que representa um total de 1.895.252 pessoas. Cerca de 40 minutos após o início das seções eleitorais, 12 urnas tinham sido substituídas (0,16%). Entretanto, segundo o TSE, por mais que haja atraso nas votações, todas as pessoas que estiverem nas filas até as 17h receberão uma senha para votar. Apenas aqueles que chegarem depois deste horário poderão ser impedidos. Outro problema é a dispensa de documentação por conta do sistema biométrico, que identifica a pessoa por meio da digital.
Comente agora
05
Out
Candidato do PSol ao governo do Estado, Marcos Mendes, vota na Liberdade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:55h

O candidato a governador da Bahia pelo PSol, Marcos Mendes, votou na manhã deste domingo (5), no Escola Abrigo dos Filhos do Povo, no bairro da Liberdade, em Salvador. O candidato foi acompanhado pela esposa e alguns milintantes. (BN)

Comente agora
05
Out
Portal Voz da Bahia acompanha movimentação das eleições em S. A. de Jesus; veja fotos
Postado por: Anacley Souza / 12:44h

O Portal Voz da Bahia está acompanhando toda a movimentação das eleições em Santo Antonio de Jesus neste domingo (05). Nossa reportagem visitou vários colégios eleitorais e falou com pessoas responsáveis pelas sessões. A coordenadora da Justiça eleitoral Cleusa Santos, de um dos maiores colégios eleitorais em Santo Antônio de Jesus, localizado no na Escola Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes onde agrega cerca de nove sessões, falou a respeito da tranquilidade e da mudança de zonas que ocorreram para as eleições de 2014.  Ela relatou sobre as queixa de eleitores que estavam acostumados a votar neste local, ressaltando que muitas pessoas foram encaminhadas para sua nova sessão. Segundo Cleusa, outros eleitores estão formando filas para que a votação termine no horário previsto que é às 17h. Aproveitando a oportunidade, a Coordenadora diz que os eleitores que foram com seus veículos e tentaram estacionar no espaço interno do Colégio,  congestionaram a movimentação impedindo tanto o trafego de pessoas como de carros naquela região. Ela pede que aqueles que fazem uso de carros ou motos para se deslocarem até o local determinado para a votação, estacione em lugar apropriado, fora da área para evitar o congestionamento e a dificuldade de deslocamento nestas regiões.

Redação e fotos: Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
70 urnas apresentam defeitos na Bahia; 30 são em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:28h

Até as 10h45 deste domingo de eleição (5), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) identificou 70 urnas eletrônicas com defeitos. Segundo o tribunal, 30 urnas foram em Salvador e 40 no interior do estado. Quando o defeito é identificado, os técnicos do TRE são acionados, e, a depender do tipo do problema, as urnas são substituídas. Com isso, algumas atividades da seção eleitoral podem parar por alguns minutos. Mil urnas já haviam apresentados problemas na quinta-feira (2). A Corregedoria do TRE ainda não divulgou informações sobre os flagrantes de boca de urna. (BN)

Comente agora
05
Out
Filas longas se formam e muitos eleitores ainda não conseguiram votar em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 12:04h

Se aproximando do meio-dia deste domingo (05), e muitos eleitores não conseguiram exercer seu voto. Alguns locais de votação pessoas se aglomeram em filas e reclamam a respeito do número de zonas eleitorais distribuídas em uma única sessão em Santo Antônio de Jesus. No Colégio Felix Gaspar e na Escola Nobre, as filas são extensas, "em apenas uma sala estão sendo agregadas mais de três sessões atrapalhando o fluxo", disse um dos eleitores. Os cidadãos pedem providências por parte do Juiz Eleitoral sobre a demora que se tem para votar neste ano, "estou desistindo por causa da demora", disse dona Alice Moitinho que estava na fila.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Rui Costa vota acompanhado de família e vice na Liberdade
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:00h

O candidato ao governo do estado Rui Costa (PT) votou na manhã deste domingo (5) no Colégio Estadual Duque de Caxias, que fica na Estrada da Liberdade. Rui Costa chegou por volta das 10h30 na seção, acompanhado pela esposa e os três filhos. Além da família, ele contou com a presença de seu candidato a vice-governador, João Leão, e dos candidatos a Deputado Federal, Nelson Pellegrino (PT) e Emiliano José (PT), além de Olívia Santana (PCdoB), que este ano concorre ao cargo de Deputada Estadual. Rui Costa foi bem recebido pelos eleitores na seção onde vota e registrou seu voto na cabine com a filha mais nova, Marina, no colo. Na sala, ele ainda mandou um recado para o adversário Paulo Souto, que esqueceu de levar o documento com foto para votar. "Não esqueci minha identidade", alfinetou.

Comente agora
05
Out
Presidente do PT na Bahia acredita na eleição de Rui Costa; 'Ibope falha'
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 11:58h

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, ao Bahia Notícias, afirmou que acredita na vitória de Rui Costa, e declarou que a pesquisa do “Ibope falha”. Sobre as denúncias do Instituto Brasil, o presidente do PT baiano afirmou que “a veja é uma entidade bastante desgastada e já vinculada a determinados setores”. “O PT vai investigar junto ao Ministério Público e buscar esclarecimentos”, afirmou Anunciação. O candidato Rui Costa foi o que mais recebeu doações de empresas, na casa dos R$ 14,5 bilhões. Sobre isso, o petista afirmou que é “evidente que precisa de dinheiro nas regras atuais das eleições para poder se disputar um cargo”, mas que isso não definiu os últimos dados revelados nas pesquisas de intenção de voto. Ele ainda diz que, por isso, o partido defende a reforma política, para evitar que os financiamentos influenciem nas eleições. (Foto: Jefferson Peixoto/ Ag Haack/Bahia Notícias)

Comente agora
05
Out
ACM Neto vota ao lado das filhas na faculdade de Administração da Ufba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:51h

O prefeito ACM Neto votou acompanhado das filhas na manhã deste domingo (5), por volta das 11h, na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Antes de comparecer a sua seção, no Vale do Canela, o prefeito acompanhou o candidato a Senador Geddel Vieira Lima (PMDB) e o candidato a governador Paulo Souto (DEM). Paulo Souto votou no colégio Pedro Calmon, no bairro Jardim Armação, e Geddel no Colégio Antonio Vieira, no Garcia. (BN)

Comente agora
05
Out
Cidadã tem título cancelado e é impedida de votar em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 11:43h

Uma cidadã teve o direito de voto negado devido a um erro de cadastramento. O casoo ocorreu em uma das sessões localizadas na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em Santo Antônio de Jesus. Segundo informou a presidente da mesa, apesar de estar portando o novo título de eleitor, e afirmar que compareceu para fazer seu cadastramento biométrico, a eleitora  teve o título cancelado e foi impedida de exercer seu voto. Ainda de acordo informações, a cidadã deve comparecer ao Fórum no prazo de dez dias para regularizar sua situação.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
S. A. de Jesus: No dia da eleição, eleitor busca nome de candidato no lixo para dar seu voto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:34h

Faltando menos de 6 horas para encerrar a votação das Eleições 2014  muitos eleitores ainda não sabem em quem votar ou estão indecisos. Tanto para o Governo  do estado como para o senado, deputado estadual e federal. Alguns eleitores Santo Antônio de Jesus também estão indecisos e não tem voto definido. Uma cidadã relatou na Recôncavo FM, que estava procurando o nome de um candidato em santinhos jogados na rua para dar seu voto afirmando que   não sabia em quem votar. Segundo um especialista, o descrédito com os políticos é a principal causa da indecisão dos eleitores.

Reportagem fotos:  Voz da Bahia/Cláudio Ferrary DRT 5430

Comente agora
05
Out
Geddel vota acompanhado de Paulo Souto e ACM Neto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:32h

O candidato a senador Geddel Vieira Lima, do DEM, votou por volta das 10h30 deste domingo (5) no colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. Acompanhado do candidato a governador Paulo Souto e do prefeito ACM Neto, ele não demorou para registrar o voto. Antes de chegar à escola, o candidato acompanhou Paulo Souto na votação, que ocorreu no Colégio Estadual Pedro Calmon, no bairro de Jardim Armação, por volta das 9h20. A previsão era que Gedell votasse por volta das 10h, mas a programação foi atrasada porque o candidato a governador esqueceu o documento com foto e teve de voltar para casa.  Às 11 horas, Paulo Souto e Geddel acompanham ACM Neto (DEM) à Faculdade de Administração da Ufba, no Vale do Canela, onde ele registrará o seu voto. (Ibahia)

Comente agora
05
Out
Lídice da Mata e Eliana Calmon votam juntas em Brotas e na Barra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:30h

As candidatas ao Governo da Bahia e ao Senado pelo PSB, Lídice da Mata e Eliana Calmon, votaram na manhã deste domingo (5), em Salvador. A ex-ministra do Superior Tribunal Federal, Eliana Calmon votou na Associação Atlética da Bahia, na Barra. Ela esteve acompanhada da candidata ao governo Lídice da Mata. Após a votação, as duas seguiram para o Colégio Estadual Luiz Viana, em Brotas, onde Lídice vota. Além delas, estiveram presentes na ocasião diversos candidatos coligados à chapa, a exemplo de Fabíola Mansur, Sílvio Humberto e Domingos Leonelli.(Correio)

Comente agora
05
Out
Brasileiros no exterior: Votação é encerrada em 15 países, afirma Tribunal Superior Eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:27h

Até as 10h deste domingo (5), quando os primeiros eleitores brasileiros estavam indo às urnas, 15 países já encerraram a votação para presidente da República. O primeiro foi a Nova Zelândia, onde os eleitores brasileiros começaram a votar às 8h na cidade de Wellington, correspondente às 17h de ontem em Brasília. "Também já encerram a votação: Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia, China, Taiwan, Índia, Emirados Árabes e Rússia", afirma o STE em nota.  Ainda segundo o TSE, a divulgação dos resultados só ocorrerá a partir das 19h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o País. Os eleitores nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima têm fuso de uma hora a menos em relação a Brasília. Já os eleitores do estado do Acre e do extremo oeste do Amazonas têm fuso de duas horas em relação à capital federal.(Metro1)

Comente agora
05
Out
Mesários e fiscais convocados que se recusam a trabalhar podem ser presos em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 11:26h

Alguns mesários e fiscais convocados para trabalhar nestas eleições não compareceram em algumas sessões em Santo Antônio de Jesus e precisaram ser substituídos. O Juiz Eleitoral responsável pela 56ª Zona Circunscricional que compete ás cidades de D. Macedo Costa, Varzedo e Santo Antônio de Jesus, afirmou em entrevista que aqueles que foram nomeados e resistiram a convocação serão conduzidos em custódia até o Fórum Wilde Lima, “algumas pessoas estão querendo resistir à nomeação, mas não tem jeito eles foram convocados. Os resistentes serão conduzidos ao Fórum Desembargador Wilde Lima e autuado por crime de desobediência. Alguns mesários foram substituídos nomeados por mim e pelo presidente da mesa”, informou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Rui Costa está confiante com o resultado das eleições e acredita vencer no primeiro turno
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:23h

O candidato a governador da Bahia pelo PT, Rui Costa, em entrevista para a Rádio Metrópole, após votar em Duque de Caxias, na Liberdade, afirmou estar confiante com o resultado das eleições neste domingo (5), "tudo indica que vai ser no primeiro turno, nós vamos ganhar a eleição em Salvador, em Feira de Santana e na Bahia", afirmou o candidato.  Questionado sobre o resultado da pesquisa Ibope ele disse que foi o instituto que demorou de perceber 'o calor do povo'. "Eu já vinha falando que o calor das ruas está ao nosso fazer. Quando fazia caminhada lotada no interior sentia o calor do povo, o instituo que demorou para perceber isso, mas que bom que percebeu a tempo", comentou Rui.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com