As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 31/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

14
Out
Dilma aponta divergência entre parte do PSB e Aécio
Postado por: Letícia Oliveira / 07:06h

A presidente Dilma Rousseff minimizou nesta segunda-feira, 13, o apoio dado pela ex-ministra Marina Silva (PSB) ao candidato do PSDB Aécio Neves, seu adversário no segundo turno. Dilma destacou que o PSB não apoia totalmente o tucano e citou nomes da legenda que não seguiram a orientação do partido e se aliaram ao PT, como o governador da Paraíba Ricardo Coutinho. “Além dele, tem outros que têm nos apoiado. Eu inclusive hoje vou receber um pouco mais tarde o Roberto Amaral (ex-presidente do PSB), que também vem apresentar o seu apoio”, disse. A petista alegou que a base do PSB mais ligada à tradição do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes “nunca estaria com Aécio Neves”. Questionada sobre os apoios conquistados por Aécio no segundo turno, que conseguiu a adesão de partidos como PSB, PV, PSC e PPS, Dilma argumentou que é preciso esperar a eleição.

Comente agora
14
Out
Ibope: No Distrito Federal, Aécio tem 69% dos votos e Dilma, 31%
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:51h

A pesquisa Ibope do segundo turno para presidente da República no Distrito Federal apontou o candidato do PSDB, Aécio Neves, com 69% dos votos válidos contra 31% da candidata à reeleição, a petista Dilma Rousseff. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. No primeiro turno, o tucano já havia saído vitorioso na capital do País, com 36,10% dos votos válidos. A candidata do PSB, Marina Silva não repetiu o desempenho de 2010, quando ficou em primeiro lugar, mas ficou em segundo, com 35,81% dos votos válidos. Dilma Rousseff ficou em terceiro, com 23,02% dos votos válidos. No caso dos votos totais do segundo turno, de acordo com o Ibope, Aécio conquistou 63% das intenções de votos, Dilma, 28%. Outros 5% votariam branco ou nulo e 4% não souberam ou não responderam. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores em todo o Distrito Federal entre os dias 10 e 12 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sob o número DF-00081/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01085/2014.

Comente agora
13
Out
Vereadores falam sobre os horários das sessões na Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 21:21h

Em entrevista a Recôncavo FM, o Vereador Francisco Freire (PRP) falou a respeito do horário que ocorrem as  sessões na Câmara de Vereadores em Santo Antônio de Jesus. Segundo relatou, às 18h é inviável e bastante difícil para quem tem compromisso até aquele horário, “temos nossas propostas para lançar em plenária e está vazio, ninguém comparece, muitas vezes, essa hora ainda estou em meu consultório”, fala.  Segundo o edil, para que a sociedade compareça as sessões, deveria ser modificado para o turno matutino ou a partir da 19h. Em tempos passados, os trabalhos eram realizados pela manhã e em um projeto do vereador Uberdan Cardoso, foi votado e aceito para que as comissões fossem realizadas no período da noite, “ele alegou que era professor e a noite teria mais participação da sociedade, e o que vemos e a Câmara vazia. O povo sai do seu trabalho já cansado e praticamente só os vereadores comparecem. Para quem quer que o povo apoie e saiba o que acontece, o horário deveria mudar”, salienta. Freire anunciou que irá apresentar um projeto onde será estipulado um novo horário para as sessões.

Em contrapartida, o vereador Uberdan Cardoso (PT), informou que o projeto aprovado para que a sessão fosse iniciada às 18h, foi na intenção que a sociedade participasse, “pela manhã é inviável e a preocupação do colega é a mesma que a minha. Mesmo com a mudança, muitos não estão participando e devido aos calorosos debates o povo tem se afastado mais ainda”, salienta. Para Cardoso, é importante que a sociedade participe e ressaltou que a presença do povo na Casa é uma questão de cidadania, “o problema não está no horário. Pela manhã as pessoas não participavam. Esperamos que a população se sinta motivada a compartilhar da vida política da cidade. Isso é exercer a cidadania, pois ser cidadão não é apenas votar na época da eleição é participar”, finaliza.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Out
Pesquisa Vox Populi: Empate técnico entre Dilma e Aécio
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:38h

Pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o candidato Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio do Planalto. A petista, porém, aparece um ponto percentual à frente do tucano, segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (13). Em relação às intenções de voto, Dilma Rousseff tem 45% e Aécio Neves aparece com 44%. Os brancos e nulos são 5% do total, enquanto que os eleitores indecisos também somam 5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem as intenções votos em branco e nulo e os eleitores que não sabem em quem vão votar, outro empate técnico: Dilma aparece com 51% e Aécio totaliza 49%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todas as regiões do País entre o sábado (11) e domingo (12). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014. 

Votos por regiões: 

2 comentários
13
Out
Começa hoje a geração das mídias para o segundo turno da eleição na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:14h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza nos dias 13 e 14/10 a geração das mídias do segundo turno da eleição que serão utilizadas nas 37.641 urnas eletrônicas (UEs) do Estado. São cartões de memória com aplicativos de votação e gravação de resultados destinados às UEs. O procedimento ocorre em todos os cartórios eleitorais da Bahia e é facultada a presença de representantes do Ministério Público, Partidos Políticos e Coligações e da Ordem dos Advogados para acompanhamento e/ou auditoria. Uma vez que as urnas eletrônicas já foram inseminadas com os dados dos eleitores por seção para o primeiro turno, as novas mídias são geradas apenas com os dados referentes aos dois candidatos mais votados para o cargo de Presidente da República e que disputarão a eleição em segundo turno, no dia 26 de outubro. 

Procedimento: 

Comente agora
13
Out
Futuro de Argôlo na Câmara pode ser decidido amanhã (14)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:05h
O deputado federal baiano Luiz Argôlo (SD), pode ter o seu futuro político definido nesta terça-feira (14), por seus companheiros de parlamento. O processo contra Argôlo acusa quebra de decoro parlamentar por asssociação à negócios ilegais com o doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato da Polícia Federal. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados marcou para amanhã votação do parecer do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) sobre o processo contra o baiano. No plenário 11, às 15 horas, acontece a reunião para ser lido e discutido o relatório apresentado por Marcos Rogério (PDT-RO). O deputado baiano teve sua situação agravada com o depoimento de Meire Poza, ex-contadora de Youssef, à CPI da Petrobras. Na oportunidade, Meire afirmou que Argôlo, além de receber dinheiro do doleiro, ganhou de presente um helicóptero. Entretanto, o parlamentar nega todas as acusações. Independente do resultado, Argôlo só constitui a Casa até 31 de dezembro, quando acaba o seu mandato, uma vez que o candidato não conseguiu a reeleição para 2015. Porém, o mesmo é o primeiro deputado mais votado depois da lista de eleitos, sendo o primeiro suplente da sua coligação. Caso cassado, o prejuízo será grande, pois assim ele estará enquadrado na lei da ficha limpa, ficando inelegível por oito anos a partir da perda do mandato. (Bocão News)
Comente agora
13
Out
Ibope e Datafolha faturam R$ 24,6 milhões só de pesquisas registradas no 1º turno
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:52h

O polêmico desempenho de Ibope e do Datafolha nas pesquisas do primeiro turno não pode ser justificado pela falta de dinheiro. Os levantamentos estaduais e presidenciais dos dois institutos de pesquisa movimentaram, até o dia da votação, 24,6 milhões de reais somente em pesquisas registradas – ou seja, aquelas que eram divulgadas ao distinto público por partidos ou veículos de comunicação. Ainda há o equivalente a isso em reais em pesquisas encomendadas por bancos, empresas e partidos. O Ibope faturou 15,8 milhões de reais com as pesquisas registradas e o Datafolha, 8,8 milhões de reais. (Por Lauro Jardim)

Comente agora
13
Out
TSE suspende propaganda da revista Veja em rádio por apoiar candidatura de Aécio
Postado por: Anacley Souza / 18:46h

O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu suspender propaganda da revista Veja veiculada no rádio por entender que houve propaganda em favor da candidatura do tucano Aécio Neves. A propaganda traz chamadas da revista, entre elas "Aécio Neves fala com exclusividade e promete tirar a Petrobras das mãos de uma quadrilha e devolvê-la ao povo brasileiro", além de uma entrevista com cientista político que "avalia tendência do eleitor mais desfavorecido votar no governo". A campanha da petista Dilma Rousseff levou o caso ao TSE pedindo a suspensão da propaganda, a determinação de apresentação por parte da Editora Abril do contrato de compra do espaço da propaganda no rádio para contabilização do tempo e, no mérito, a determinação à campanha do tucano da perda do dobro do tempo da propaganda da Veja no horário eleitoral no rádio. Admar Gonzaga mencionou que o serviço de transmissão de rádio é objeto de concessão pública. De acordo com a Lei das Eleições, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão deve ficar restrita ao horário definido em lei.

Comente agora
13
Out
Temer desmente deputado do PMDB e diz que jamais romperia aliança com Dilma
Postado por: Anacley Souza / 17:23h

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), que concorre à reeleição ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT), afirmou nesta segunda-feira (13) que “acredita na vitória de Dilma Rousseff e jamais cogitou outra hipótese”. Por meio de sua assessoria de imprensa, o vice-presidente respondeu às declarações do deputado federal reeleito Darcísio Perondi (PMDB-RS) disse que na semana passada que Temer deixaria o governo Dilma “se pudesse”. De acordo com sua assessoria, Temer “defende as posições adotadas na convenção partidária, ao contrário de dissidentes que desrespeitaram a convenção”. “Portanto, Michel Temer se mantém fiel a essas determinações e continuará trabalhando por Dilma com vigor até o dia 26 de outubro”, afirmou a assessoria do vice-presidente. Atualmente com 71 parlamentares, o PMDB terá 66 na próxima legislatura, será a segunda maior bancada, atrás apenas do PT, com 70 deputados. Em terceiro aparece o PSDB, com 54 eleitos. A aliança entre PMDB e PT ficou mais abalada durante a campanha eleitoral porque uma parte dos parlamentares do partido já declarou apoio ao senador Aécio Neves (PSDB), que enfrenta Dilma e Temer no segundo turno. Segundo Perondi, se fizer as contas “no lápis”, mais da metade dos deputados peemedebistas já apoia o tucano. Durante sua convenção em junho, o PMDB decidiu manter a aliança com o PT durante a eleição presidencial, mas os diretórios estaduais ficaram liberados para articular suas alianças em nível regional. O PMDB é o principal aliado do PT no Congresso. De olho em uma possível vitória do PSDB, lideranças do partido já se aproximam dos tucanos. (Record)

Comente agora
13
Out
"Quem sempre dividiu o Brasil entre ricos e pobres foi o PSDB", diz Jaques Wagner
Postado por: Anacley Souza / 16:32h

O governador Jaques Wagner falou sobre a campanha presidencial, reforma política e um possível "volta, Lula" em 2018, em uma entrevista para a Folha de S.Paulo, publicada nesta segunda-feira (13). Durante a conversa, o petista criticou aspectos da campanha do candidato Aécio Neves (PSDB). "Ao contrário do que Aécio mente na TV, quem sempre dividiu o Brasil entre ricos e pobres foi o PSDB, que nunca trabalhou na permeabilidade social", disse. O gestor ainda aproveita o espaço para assumir que o "grande erro do PT" foi não ter tido mais pulso para fazer a reforma política. Por outro lado, Wagner reconhece que a mudança da máquina eleitoral só vai acontecer quando houver financiamento público de campanha. Apesar disso, o governador ainda considera a petista favorita para a eleição, embora a margem de diferença entre a candidata à reeleição Dilma Rousseff e o candidato Aécio Neves no primeiro turno tenha sido baixa. Quando questionado sobre a pré-campanha de Lula para as eleições de 2018 já em janeiro de 2015, Jaques Wagner prefere esperar o resultado do segundo turno. "Temos que esperar o resultado de 2014 e, em qualquer dos casos, Lula continua sendo uma figura importante. É uma carta no jogo para 2018", avalia.

2 comentários
13
Out
Lista de eleitos para os cargos de deputado Estadual e Federal ainda pode ser alterada
Postado por: Letícia Oliveira / 13:00h

A lista dos eleitos em 5 de outubro para os cargos de Deputado Estadual e Federal ainda pode sofrer alterações, mesmo após a divulgação da Justiça Eleitoral. A relação divulgada é considerada provisória porque muitos candidatos concorreram aguardando o julgamento definitivo dos registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Bahia, o resultado definitivo do pleito de 2014 vai ser conhecido oficialmente com a proclamação dos eleitos, cujo prazo máximo de realização, estabelecido no Calendário Eleitoral, é 4 de novembro. A diplomação dos eleitos só ocorre após a proclamação e já está marcada para 15 de dezembro, às 15h, em sessão solene no Centro de Convenções da Bahia. (Metro1)

Comente agora
13
Out
Ibope e Datafolha divulgam pesquisas do 2° turno na quarta-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 12:58h

Os maiores institutos de pesquisa do Brasil, Ibope e Datafolha, registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a segunda pesquisa para o segundo turno da corrida presidencial. A data prevista para a divulgação pelos dois institutos é o dia 15 de outubro, na próxima quarta-feira. Na pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo, será entrevistados 3.010 eleitores. O protocolo do levantamento é BR-01097/2014. A pesquisa também registrou pesquisas de intenção de voto para governador nos Estados do Rio Grande do Norte e de Goiás. O Datafolha vai às ruas na próxima terça-feira (14) e quarta-feira (15) para  um levantamento nacional encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. No levantamento será entrevistados 9.260 eleitores. O Datafolha também registrou pesquisas de intenção de voto para governador nos Estados do Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. 

Comente agora
13
Out
PRE condena Rui Costa, José Rocha, Alice Portugal, PT e PR a pagarem multas
Postado por: Letícia Oliveira / 12:55h

O novo governador da Bahia, Rui Costa (PT), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido da República (PR), o seu presidente estadual, José Rocha, o Diretório Estadual do Partido Comunista do Brasil (PC do B), além da deputada federal reeleita Alice Portugal (PC do B) vão ter que pagar multas por fazerem propaganda eleitoral antecipada no horário destinado à propaganda partidária. As condenações aconteceram após cinco representações movidas pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA): três contra o PT e Rui Costa, uma contra o PR, seu presidente e o próprio Rui e outra contra o PCdoB e Alice Portugal. Em todos os casos, as multas equivaleram ao custo das propagandas veiculadas na TV Bahia, já que este foi maior do que o valor estabelecido pela Lei das Eleições (n.º 9.504/97). As multas, aplicadas individualmente. Devido às quatro condenações, Rui Costa vai ter que pagar duas multas de R$ 50,758 mil e duas de R$ 42,794 mil, totalizando 187 mil reais. O PT vai pagar três multas; uma de R$ 50,758 mil e duas de 42,794 mil (cerca de 136 mil reais); o PR e José Rocha (50,758 mil reais a cada um) e o PCdoB e Alice Portugal (66 mil reais cada um também). (Metro1)

Comente agora
13
Out
Petistas antecipam supostos números do Vox Populi em rede social; Dilma 47% e Aécio 43%
Postado por: Samile Macêdo / 11:18h

Começou a ser circulado pelas redes sociais de correntes do PT, desde este domingo (12), a antecipação do resultado de uma pesquisa Vox Populi em que Dilma Rousseff (PT) lideraria com 47% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB), adversário da presidente no segundo turno, ficaria com 43%. As informações estão sendo passadas por coordenadores do partido que participam da campanha de reeleição da presidente Dilma. Duas pesquisas Vox Populi nacionais estão registradas neste momento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira, encomendada pelo grupo Record e registrada sob o protocolo BR-01079/2014, era prevista para ser divulgada neste domingo (12). Já a segunda, contratada pelo diretório regional do PT no Acre e com o registro BR-01117/2014, só finalizará as apurações nesta quarta-feira (14). De acordo com o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação (PT), não há dados oficiais do partido e, até o momento, qualquer informação passada entre os petistas seria especulativa. “Nós estamos monitorando a campanha desde o primeiro turno. Tudo que a gente previu no primeiro turno ocorreu, e no segundo a nossa expectativa é de vitória”, limitou-se a declarar.(BN)

5 comentários
13
Out
Sobre uma possível candidatura a prefeito em S. A. de Jesus em 2016, Dr. Francisco diz: "O povo que vai dizer"
Postado por: Letícia Oliveira / 11:07h

Dr. Francisco Freire, vereador de Santo Antônio de Jesus, foi o segundo candidato a Deputado Estadual mais votado na cidade. Pela primeira, após concorrer ao pleito, Dr. Francisco foi entrevistado pela Rádio Andaiá FM, onde falou sobre a experiência que teve. Inicialmente ele agradeceu ao povo, que entendeu sua mensagem, visto que fez uma campanha sem compra de votos, mostrando que a política não precisa ser feita de forma desonesta. Em Santo Antônio de Jesus o político teve 4.557 votos, totalizando 6.874, ao ser somado com os demais municípios da Bahia. Com relação ao futuro na política, após passar por essa experiência e mostrar que é querido na cidade, Freire disse que irá "tocar o barco" como vereador para completar o mandato pelos próximos dois anos, ajudando a administração municipal a desenvolver a cidade. “O prefeito tinha seu candidato, então tinha um compromisso com ele. Às vezes as pessoas me indagam na rua e questionam o motivo pelo qual eu sou da base e ele não me apoiou, mas o que realmente eu quero ver é o povo feliz. Quero mais educação, obras para cidade e estaremos ai”, destacou. A respeito de uma possível candidatura a prefeito da cidade em 2016, ele disse: “O povo que vai dizer”, complementou afirmando que continuará trazendo projetos para a cidade, comparecendo as seções e continuando o seu trabalho.

Eleição da Câmara de Vereadores: Sobre a eleição da Câmara, o vereador ressaltou que hoje não tem nenhuma vontade de assumir o cargo, mas analisará o seu voto, afinal de contas teve seis companheiros fieis, “quero saber quem vai ser o candidato, se alguém for candidato vou pensar, se um desses seis será ou não, para depois eu tomar minha decisão, mas de fato não tenho vontade. Se nenhum deles colocar seu nome, eu não tenho interesse em nenhum outro, mas posso ter futuramente”, complementou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

17 comentários
13
Out
Vigilante é morto com dez tiros em Maragojipe
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:57h
Um homem foi assassinado na noite de sábado (11), na localidade conhecida como Porto Pequeno, em Maragojipe, há 130 km de Salvador. Segundo informações da Polícia, Jutamaracy Conceição, 37, foi surpreendido por dois homens armados que já chegaram no local efetuando os disparos. Ainda de acordo com a Polícia, Jutamaracy trabalhava como vigilante e era conhecido na região como Buda. Ainda de acordo com informações da Polícia, o veículo utilizado pelos acusados para assassinar Buda foi encontrado queimado na manhã de ontem (12) em uma localidade conhecida como Nagé.Ainda não se sabe outras informações sobre o caso e nem a motivação do crime. (Aratuonline)
Comente agora
13
Out
PSB elege novo presidente nesta segunda-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:55h

O PSB vai eleger nesta segunda-feira (13) a nova comissão da executiva nacional da legenda. Isso ocorre depois da divisa entre apoios no segundo turno presidencial. Enquanto alguns vão com o partido e apoiam Aécio Neves, do PSDB, outros, como o presidente interino do partido, Roberto Amaral, vão apoiar a candidata petista Dilma Rousseff. Na última quinta-feira (8), após a reunião do partido em Brasília, o PSB aprovou apoiar Aécio Neves com votos favoráveis de 21 dos 29 membros votantes. Outros sete optaram por votar pela neutralidade, sem apoio a nenhum candidato, e um quis apoiar Dilma Rousseff. No sábado (11), Roberto Amaral, que assumia a presidência do partido interinamente, criticou a posição do partido. Segundo ele, o PSB "jogou no lixo" o legado de seus fundadores ao optar pelo apoio a Aécio.

Comente agora
13
Out
"O problema de Marina é que ela tem raiva de Dilma", diz João Leão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:31h
“O problema de Marina é que ela tem raiva de Dilma. É absurdo e eu acompanhei isso”, afirmou o vice-governador eleito João Leão (PP) esta manhã (13) em entrevista. Ao lado do senador eleito Otto Alencar (PT), ambos analisaram o cenário político atual, além de terem agradecido os votos recebidos no dia 5. Sobre o apoio de Marina Silva (PSB) a Aécio Neves, o pepista atribui a decisão da ex-ministra a um problema pessoal com a presidente Dilma Rousseff (PT). “Ela tem raiva. É um absurdo e eu acompanhei isso na liderança do Governo. Dilma na época como chefe da Casa Civil e Marina no Ministério”, lembra Leão, para depois, contar um exemplo. “A ferrovia da Bahia só começou a andar quando Marina saiu do ministério. Ela cismou que tinha uma perereca amarela lá e depois se descobriu que na verdade era albina e isso atrasou muito a construção da ferrovia. Você tem outras coisas importantes nesse país que precisa discutir e levar pra frente”. 
Já Otto, mais recatado, desacreditou as recentes pesquisas que mostram Aécio a frente de Dilma. “A presidente tem o que mostrar e mostra no programa eleitoral. Presenciamos erros grosseiros em pesquisas aqui na Bahia. Pesquisa não muda a cabeça do eleitor. Pesquisa não muda o curso das eleições”.
Comente agora
13
Out
Lixo eleitoral ainda está espalhado pelas ruas e avenidas de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:53h

Uma cena fácil de ser percebida por quem transita em Salvador, nos períodos pós-eleições, são os restos de cavaletes, placas, faixas e anúncios de candidaturas feitos durante o pleito. Após o resultado das urnas, eles são esquecidos pelos candidatos nos canteiros e calçadas, mas não pela população, que sofre com a falta de descarte dos materiais. A estudante Alice Alves transita diariamente por uma das áreas mais afetadas pela prática. Estudante da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), ela se atrapalha ao tentar se deslocar entre o grande fluxo de pessoas, e as placas nas calçadas. “Nossa, período de eleição aqui é terrível, é gente, é placa, é panfletagem, isso vira um inferno. A gente fica tentando se deslocar entre eles, e quem sofre com necessidades então, é mais difícil. Imagine um cadeirante passando por aqui?. Quando acaba, algumas são retiradas, mas sempre sobram pedaços de cavalete, que, na minha opinião, são os piores. Já vi muita gente se machucar dessa forma,” conta Alves.

Comente agora
13
Out
Wagner dispara contra FHC: "Ganhou a reeleição mentindo para o país"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:45h

O governador da Bahia, Jaques Wagner, em entrevista à Folha de S.P., disparou contra o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso . Para ele, o tucano mentiu na campanha da reeleição, em 1999. "Dizem que o Aécio bebe, que a Dilma é zangada. Cada um tem seu jeito e tem que ser respeitado. Considero Dilma muito mais qualificada, trabalhadora e determinada do que Aécio. Mas não é só isso. São projetos políticos diferentes. Falam do PT, mas se esquecem que FHC ganhou a reeleição mentindo para o país", criticou. Questionado pela entrevista sobre o que deu errado nos últimos anos, já que Dilma venceu o primeiro turno com a menor margem desde Collor. "Não quer dizer necessariamente que o governo errou. A economia não tem crescido o necessário por culpa da conjuntura. Também tivemos uma candidatura que saiu do próprio projeto, com o Eduardo [Campos], que depois virou a candidatura de Marina. Isso também contribui. Ela continua para mim favorita", afirmou.

Comente agora
13
Out
PMDB já acena para composição na Câmara com Aécio
Postado por: Letícia Oliveira / 08:06h

Integrante da chapa da presidente Dilma Rousseff (PT) e considerado como fiel da balança para a composição de uma maioria no Congresso, o PMDB já sinaliza para uma composição na Câmara com o PSDB, num eventual governo do candidato Aécio Neves. "Não vejo dificuldade nenhuma de se posicionar em apoio a um futuro governo Aécio", afirmou ao Estado o líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), reeleito no último dia 5 de outubro. O primeiro sinal nesse sentido será dado nesta segunda-feira, 13, quando a bancada deve se reunir em Brasília para discutir se tomará alguma posição oficial neste segundo turno da corrida presidencial, entre Aécio e a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). Ao contrário da direção nacional da legenda, presidida por Michel Temer, vice da petista, a opção que deve prevalecer é a da neutralidade. "A bancada está literalmente dividida e por isso não tenho que me posicionar. Eu almejo continuar como líder e, se eu quero isso, tenho que satisfazer a bancada", ressaltou o deputado. Segundo ele, a divisão da bancada reflete a divisão do PMDB nacional. Cotado para a disputa pela presidência da Câmara em 2015, posto cuja posição do presidente eleito no dia 26 deverá ser determinante, Cunha evita se posicionar individualmente sobre a corrida presidencial. Mas afirma que Aécio representa mais o desejo de mudança da população.

Comente agora
13
Out
Everaldo Anunciação nega que Marina atrapalhe campanha de Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 07:24h

O presidente do PT na Bahia, Everaldo da Anunciação, disse não ter sido surpresa o apoio de Marina Silva ao tucano Aécio Neves. “Digo isso pelas contradições que ela vem tendo na política nacional. Ela, que vinha pregando a nova política, agora apoia, se alia justamente ao que ela contrapunha no primeiro turno e em sua trajetória”, disse. Para Everaldo, a oficialização do apoio tem uma simbologia, mas não deverá ser um empecilho tão grande para a candidata petista Dilma Rousseff. “Uma pessoa que diz que evidencia sua história de vida, como ex-seringueira, sua luta na Amazônia, se integrar às elites? Tem um simbologia, não podemos negar. Mas não será o suficiente para mudar o resultado da vitória de Dilma”, afirmou. A presidente Dilma Rousseff, em seu twitter, ontem, ironizou o apoio de Marina a Aécio. “Acho compreensível que Marina Silva apoie Aécio Neves, afinal os programas econômicos dos dois se assemelham”, escreveu ela.

Comente agora
13
Out
Apoios representam desejo de mudanças, diz Aécio
Postado por: Letícia Oliveira / 06:59h

O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) agradeceu à ex-senadora Marina Silva por decidir apoiá-lo neste segundo turno da eleição. Para o tucano, o apoio da candidata que, no último domingo (5), recebeu mais de 22 milhões de votos, se soma ao de outras forças políticas, fortalecendo sua candidatura como legítima representante “do profundo sentimento de mudança que se alastra pela sociedade brasileira”. “Minha candidatura não é mais a candidatura de um partido político. Não é a candidatura sequer de uma aliança partidária. É uma candidatura que representa esse profundo sentimento de mudança”, declarou Aécio a jornalistas após participar de uma missa solene em homenagem à padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP).

Comente agora
12
Out
Correios são acusados de crime eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:26h

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcisio Vieira de Carvalho Neto concedeu neste sábado (11) uma liminar ao candidato tucano Aécio Neves e à Coligação Muda Brasil, determinando a retirada imediata da notícia intitulada “Correios decide processar senador Aécio Neves por ofensas à imagem da empresa" da página dos Correios na internet. A representação foi ajuizada contra Dilma Rousseff, Michel Temer, Wagner Pinheiro de Oliveira (presidente da ECT) e Thomas Timothy Traumann (ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). Ao conceder a liminar, o ministro  afirmou que um dos requisitos para sua concessão (o perigo da demora) “repousa no fato de que a permanência da notícia no site dos Correios pode agravar, em tese, os danos ocasionados pela conduta”. Segundo o ministro, não há “suporte legal para a permanência da notícia inquinada de ilegal, neste período crítico”. A notícia informava que a empresa ingressaria na Justiça Comum contra o candidato Aécio Neves e a coligação de partidos políticos que o apoiam devido a declarações à imprensa de que os Correios teriam cometido crime eleitoral por não terem distribuído material de campanha de candidato de sua coligação, o que a empresa nega. Na representação, a defesa de Aécio Neves alegou que a utilização da página para veicular tal matéria configuraria “uso de bens e serviços de órgão público para fins eleitorais, além de representar propaganda institucional em período vedado". Procurada, a assessoria da campanha de Dilma não se manifestou imediatamente na noite deste sábado. (iG)

Comente agora
12
Out
Dilma assina documento sobre os direitos da criança
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:07h

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff assinou neste domingo (12) o documento "Presidente Amiga da Criança", da Fundação Abrinq, se comprometendo a trabalhar pelos diretos da criança. Dilma encontra-se no Centro de Educação Unificado (Céu) Jambeiro, em Guaianazes, na zona leste da capital paulista. Segundo Dilma, há várias medidas para saber se um país se desenvolveu, mas uma forma importante é saber como este país trata suas crianças. "Vamos ter que fazer um esforço muito grande para cumprir o processo de universalização para que todas as crianças de zero a três anos possam estar na creche, caso seus país assim queiram", disse Dilma. Ela citou a Lei Menino Bernardo, que combate maus tratos à criança, com violência física e exploração sexual das crianças por adultos. Segundo Dilma, um ponto que merece destaque é a redução da mortalidade infantil, por meio da melhoria da renda das famílias e suplementação alimentar. "Finalmente quero destacar aqui o Orçamento Criança porque os gastos com as crianças percorre todas as políticas sociais", disse, acrescentando que se orgulha de ter firmado convênios com as Apaes. (Estadão)

Comente agora
12
Out
Foto de Aécio quando criança faz sucesso nas redes sociais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:07h

No Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, o candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, resolveu entrar na onda e também mudou a foto do seu perfil no Facebook. Em duas horas, a foto do político novo já recebeu quase 108 mil curtidas. O presidenciável tucano deve estar mesmo que nem uma criança quando recebe um presente. A sua ex-adversária Marina Silva (PSB-Rede), que obteve pouco mais de 20 milhões de votos no 1º turno do pleito presidencial, declarou neste domingo (12) apoio e voto no presidenciável peessedebista. Na Bahia, a ex-ministra do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e candidata derrota ao Senado, Eliana Calmon, também declarou apoio a Aécio Neves. Pesquisas divulgadas neste sábado (11) mostraram que 60% dos eleitores de Marina, que ficou em terceiro lugar na corrida ao Palácio do Planalto, migrarão para Aécio Neves. 

Comente agora
12
Out
Aécio agradece apoio de Marina à sua campanha
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:58h

O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) comemorou a declaração de apoio da ex-candidata Marina Silva (PSB), em coletiva concedida na Basílica Nacional de Aparecida, neste domingo (12). "Com as bênçãos de Nossa Senhora, digo que hoje é um dia glorioso para nossa caminhada. A partir de agora somos um só corpo e um só projeto em favor do Brasil e dos brasileiros", disse. Ele afirmou ainda que Marina "tem valores e um imenso amor pelo Brasil" e ainda destacou que ela representa parte da população do país. "Minha candidatura não é mais de um partido político, mas representa um profundo sentimento de mudança que se alastra pela sociedade brasileira e seu saberei conduzir este momento com honradez e coragem", completou. A confirmação do apoio chegou ao tucano na noite deste sábado, em conversa por telefone com Marina. A participação da ex-senadora na campanha não foi declarada pelo candidato. "Não cabe a mim solicitar absolutamente nada", disse. Aécio ainda aproveitou o momento para agradecer o apoio da viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos. "Uma manifestação dessa dimensão me deixa extremamente feliz". A proposta de mandato de cinco anos sem reeleição também foi reafirmada pelo candidato.

Comente agora
12
Out
Dilma diz achar ‘compreensível’ o apoio de Marina Silva a Aécio Neves
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:28h

A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, afirmou neste domingo (12), durante entrevista coletiva em São Paulo, que acha “compreensível” a apoio da presidenciável derrotada do PSB, Marina Silva, à candidatura de Aécio Neves, do PSDB, no segundo turno. Para a presidente, há mais semelhanças entre os programas econômicos dos dois adversários do que entre as propostas de Marina e do PT. "Eu acho que esse anúncio, essa opção, é compreensível, porque a proximidade que ela tem é com o programa econômico do Aécio. E tem menos proximidade com o programa social do meu governo", disse Dilma. Neste domingo, após uma semana de negociações com o PSDB, Marina Silva, anunciou que apoiará o candidato tucano no segundo turno. A decisão foi divulgada um dia depois de o presidenciável do PSDB assumir, por meio de uma carta aberta, uma série de compromissos para a área social, entre os quais parte das condições impostas pela ex-senadora para apoiá-lo na reta final da corrida pelo Palácio do Planalto. Dilma Rousseff disse não acreditar que haja uma transferência de votos automática de Marina para Aécio. "Não acredito que haja uma transferência automática de votos para ninguém. Acredito na democracia. O voto é de quem vai lá na urna e registra", declarou. A presidente também criticou a visão de Aécio sobre a economia. Ela foi indagada sobre se acredita que o fato de partidos estarem unidos contra a sua candidatura representa vontade de mudança. “Os que estão do meu lado representam um projeto, e os que estão de outro representam outro projeto, que é uma visão da economia que quebrou um país três vezes. O desemprego dobrava a quadra”, declarou. 

Alinhamento com Marina: 

Comente agora
12
Out
Presidente do PSB declara apoio à reeleição de Dilma Rousseff
Postado por: Anacley Souza / 17:27h

O presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral, declarou neste fim de semana seu apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, e afirmou que seu partido traiu a luta de Eduardo Campos e ignorou lições de seus fundandores ao apoiar formalmente a candidatura de Aécio Neves, do PSDB. Em artigo publicado em seu blog pessoal, Amaral criticou a decisão tomada por seu partido classificando-a de "suicídio político-ideológico" e uma opção pelo "polo mais atrasado". "O apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff é, neste momento, a única alternativa para a esquerda socialista e democrática", disse o presidente no artigo que traz a data de sábado. "Ao aliar-se acriticamente à candidatura Aécio Neves, o bloco que hoje controla o partido, porém, renega compromissos programáticos e estatutários, suspende o debate sobre o futuro do Brasil, joga no lixo o legado de seus fundadores – entre os quais me incluo, e menospreza o árduo esforço de construção de uma resistência de esquerda, socialista e democrática", afirmou. Na última quarta-feira, após reunião de sua Executiva, o PSB declarou seu apoio formal à candidatura de Aécio Neves, anúncio que contou com a presença do tucano na sede do partido em Brasília. Sete dos integrantes da Executiva – dentre eles Amaral, votaram pela neutralidade e um votou pelo apoio a Dilma. (Record)

Comente agora
12
Out
Aécio dispara e abre 17 pontos de vantagem sobre Dilma, mostra pesquisa Istoé/Sensus
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:13h

Primeira pesquisa ISTOÉSensus realizada depois do primeiro turno da sucessão presidencial mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 41,2%. Uma diferença de 17,6 pontos percentuais. O levantamento feito entre a terça-feira 7 e a sexta-feira 10 é o primeiro a captar parte dos efeitos provocados pelas revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o detalhamento do esquema de corrupção na estatal. “Além do crescimento da candidatura de Aécio Neves, observa-se um forte aumento na rejeição da presidenta Dilma Rousseff”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. A rejeição de Aécio Neves é de 29,2%. “O tamanho da rejeição à candidatura de Dilma, torna praticamente impossível a reeleição da presidenta”, diz Guedes. A pesquisa também capta, segundo o diretor do Sensus, os apoios políticos que Aécio recebeu durante a semana, entre eles o do PSB, PV e PPS. 

Comente agora
12
Out
Presidente do PSB diz que partido ‘traiu luta de Campos’ ao apoiar Aécio
Postado por: Anacley Souza / 16:12h

O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral , divulgou neste sábado (12) em sua página na internet carta em que afirma que o partido ‘traiu luta de Campos’ ao apoiar Aécio e que a sigla “jogou no lixo” o legado de seus fundadores. No texto, ele defende apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), que, segundo ele, é a “única” alternativa para a esquerda. O texto foi divulgado quatro dias após a executiva nacional do partido aprovar o apoio formal da sigla à candidatura de Aécio Neves, do PSDB. O partido ficou dividido sobre quem apoiar no segundo turno após a saída da candidata Marina Silva da corrida eleitoral. No último domingo, Marina foi a terceira mais votada para presidente da República, com 22.176.619 votos (21,32%). Dilma obteve 43.267.668 votos (41,59%) e o tucano, 34.897.211 (33,55%). Em texto intitulado “Mensagem aos militantes do PSB e ao povo brasileiro”, Amaral critica o apoio do partido a Aécio. “Ao aliar-se à candidatura Aécio Neves, o PSB traiu a luta de Eduardo Campos, encampada após sua morte por Marina Silva, no sentido de enriquecer o debate programático pondo em xeque a nociva e artificial polarização entre PT e PSDB”, declara. "O bloco que hoje controla o partido [...] renega compromissos programáticos e estatutários, suspende o debate sobre o futuro do Brasil, joga no lixo o legado de seus fundadores, entre os quais me incluo, e menospreza o árduo esforço de construção de uma resistência de esquerda, socialista e democrática”, diz Amaral.

Comente agora
12
Out
Buerarema é foco de revolta contra o PT na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:42h

Único dos 417 municípios baianos onde o presidenciável Aécio Neves (PSDB) superou a candidata Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno das eleições, Buerarema (454 Km de Salvador) vive há dez anos sob tensa disputa entre produtores rurais e indígenas tupinambás. Os primeiros perderam propriedades rurais, invadidas pelos índios que, por sua vez, reivindicam o direito à terra. Basta breve conversa com moradores do município para compreender aquilo que qualificam como falta de dedicação do governo federal para solucionar o impasse. Esse foi o estopim para Aécio ter obtido 66,63% dos votos válidos, em Buerarema ante 25,74% de Dilma. Dos 10.720 eleitores, votaram 9.217. A pendenga sobre regularização da demarcação de terras na região se arrasta no Ministério da Justiça (MJ) sem resolução há anos. Procurado, o Ministério não retornou até o fechamento desta edição. O mapa eleitoral de Buerarema ficou tão evidente após o primeiro turno que o governador Jaques Wagner (PT) já anunciou que irá ao município esta semana. (ATarde)

Comente agora
12
Out
Marina declara apoio e diz votar em Aécio para o 2º turno das eleições de presidente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:37h

Terceira candidata mais votada no primeiro turno das eleições presidenciais, Marina Silva (PSB) anunciou neste domingo (12) apoio formal a Aécio Neves (PSDB). O tucano disputa o segundo turno com Dilma Rousseff (PT). "Votarei em Aécio e o apoiarei, votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e de seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos", disse Marina ao ler nota. O apoio foi dado um dia após o tucano se comprometer a cumprir, mesmo que de forma vaga, quase todas as exigências feitas por Marina. Em documento divulgado pela campanha de Aécio, ele se comprometeu a garantir ao Executivo o papel de demarcação de terras indígenas, a ampliar a reforma agrária e acabar com a reeleição de cargos do Executivo. O único dos principais pontos que ficou de fora do documento lido por Aécio foi a redução da maioridade penal, que Marina é contra. "Quero, de início, deixar claro que entendo esse documento como uma carta compromisso com os brasileiros, com a nação. Rejeito qualquer interpretação de que seja dirigida a mim, em busca de apoio", disse Mariana. Ao apoiar o tucano, Marina não repete o que fez em 2010, quando também terminou o pleito na terceira posição. Na ocasião, ela preferiu ficar neutra em relação à disputa entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A Rede Sustentabilidade, o movimento político de Marina, que pretende se transformar em um partido, pediu a seus militantes que no segundo turno não votem em Dilma ao recomendar voto branco, nulo ou em Aécio. O PSB, partido pelo qual Marina concorreu à presidência, declarou seu apoio ao tucano. Ontem, a família do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto, também declarou apoio formal a Aécio.

Comente agora
12
Out
Foto de Dilma quando criança faz sucesso nas redes sociais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:31h

Neste domingo (12), Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, publicou em sua página no Facebook animações especiais para as crianças. A petista ainda mudou a foto do seu perfil e já recebeu mais de 113 mil curtidas. A programação dominical da presidente também será cercada de crianças. A petista vai ao Centro Educacional Unificado Jambeiro, em Guaianases, em São Paulo. Já Aécio Neves (PSDB), não publicou foto ou mencionou o dia nas suas redes sociais. A agenda do presidenciável neste domingo também não foi divulgada.

Comente agora
12
Out
Campanha de Dilma acredita em 'cenário duro' para a reeleição
Postado por: Samile Macêdo / 10:49h

Em busca de apoio dos “marineiros”, ou aqueles que apoiaram a ex-candidata a presidência Marina Silva (PSB) no primeiro turno, a equipe da presidente Dilma Rousseff (PT) planeja, pelo menos, levá-la com Lula a Pernambuco ao menos duas vezes. A meta é conseguir, no mínimo, 60% dos votos no Estado de Eduardo Campos, onde Marina também obteve muita vantagem. Também a a estratégia de "humanizar" a campanha de Dilma na TV. Ou seja, falar menos de política e apresentar propostas mais tangíveis para os eleitores de baixa renda. De acordo com a coluna Painel da Folha de S. Paulo, o escândalo da Petrobras seria uma nova barreira para o pleito de Dilma ser aceito pelos “marineiros”. Os petistas já acreditam que o segundo turno será um “páreo duro” para a reeleição.  (BN)

Comente agora
12
Out
Aécio tem mais de 17 pontos de vantagem sobre intenção de votos de Dilma
Postado por: Anacley Souza / 09:35h

A pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela revista Istoé e divulgada neste sábado (11), revela uma diferença de 17,6 pontos percentuais entre o candidato Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). O tucano dispara na frente com 58,8% dos votos válidos, enquanto a petista garante 41,2%. A rejeição de Dilma ficou em 46,3%, enquanto Aécio Neves teve 29,2%. O levantamento foi feito entre quarta-feira (7) e sexta-feira (10), com 2 mil entrevistados em cinco regiões, 24 Estados e 136 municípios do País. A margem de erro é de 2,2%, para mais ou para menos, e a taxa de confiança da pesquisa é de 95%. A estimativa está sob o registro BR-01076/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Comente agora
12
Out
Aécio usará imagens da família Campos em campanha eleitoral
Postado por: Anacley Souza / 09:09h

As imagens registradas no encontro do candidato presidencial do PSDB, Aécio Neves, com integrantes da família de Eduardo Campos neste sábado (11) devem ser usadas no próximo programa eleitoral de TV de domingo. Integrantes da equipe de marketing do tucano correm contra o tempo para montar o vídeo que deverá ser distribuído às redes de TV até o meio dia de amanhã, para poder ser veiculado na propaganda eleitoral de domingo à noite. Segundo integrantes da campanha ouvidos pelo Broadcast Político, por se tratar de um dia em que os eleitores normalmente estão em casa, a expectativa é que se tenha uma maior audiência. Aécio Neves recebeu o apoio formal da família Campos em ato político realizado na capital pernambucana neste sábado. O tucano também se reuniu com a viúva de Eduardo, Renata Campos, que manifestou o apoio por meio de uma carta lida pelo filho mais velho João Campos. Todos esses eventos foram registrados pela equipe de Aécio e deverão compor o programa que vai ao ar amanhã. O gesto da família de Eduardo Campos (morto no último mês de agosto) foi comemorado e considerado com extremamente importante dentro da campanha do PSDB.

Comente agora
12
Out
Marina anuncia hoje sua posição no segundo turno das eleições
Postado por: Anacley Souza / 07:17h

Sete dias depois de ser derrotada pelos candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB) anuncia neste domingo (12) sua posição no segundo turno das eleições. A informação é do coordenador-geral da campanha da ex-ministra, Walter Feldman. Na semana passada, Marina fez uma série de exigências para se manifestar em favor do candidato do PSDB. A ex-ministra pediu um comprometimento de Neves com temas de interesse social para que os dois subam no mesmo palanque no segundo turno. Ontem (11), o tucano divulgou um documento em que acata parte das exigências feitas pela ex-candidata do PSB. Ao lado de três filhos do ex-governador Eduardo Campos,  morto em um acidente de avião em agosto durante a campanha presidencial, Neves se comprometeu a trabalhar em favor do fim da reeleição para cargos executivos, da manutenção das prerrogativas do Poder Executivo na demarcação de terras indígenas, da ampliação da reforma agrária e da sustentabilidade das políticas do governo. Segundo Feldman, Marina considerou que esses compromissos representam "um avanço". Além da divulgação do documento, o encontro entre o candidato do PSDB e a viúva de Campos no Recife também oficializou um novo apoio, cujo objetivo principal é capitalizar votos no Nordeste, região onde a maioria dos eleitores apoiam a presidente Dilma Rousseff.

Comente agora
11
Out
Lúcio rebate petista que comparou Aécio ao ebola: desespero dos derrotados
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:11h

Em conversa com o Bocão News neste sábado (11), o deputado federal, Lúcio Vieira Lima (PMDB), rebateu as declarações do ex-presidente do PT, derrotado nas urnas nas eleições deste, Jonas Paulo. O petista afirmou que “cada vez é mais nítida a fúria tucana sobre os ganhos salariais e recuperação do salário mínimo ao dizerem que a produtividade cresceu menos. Aécio é nocivo como o vírus Ebola, se vingar, vai dizimar os pobres e excluídos. Dilma é o antídoto, e as políticas sociais e de renda a vacina!”. “Tão ridículo querer dividir o país entre pobres e ricos. O que queremos é um Brasil unido e grandioso. A tentativa de elevar a eleição para esse debate é típico desespero dos derrotados”, disse o deputado que apoia a eleição do presidenciável Aécio Neves (PSDB). Em Salvador, no último dia 9, a candidata Dilma Rousseff disse que seus adversários fazem uma oposição "ridícula" entre o Nordeste e Sudeste do país, e que, ao criarem a rivalidade entre as regiões, os adversários estão "destilando ódio mal resolvido". Ela também criticou a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - que apoia a candidatura do tucano Aécio Neves - a um blog de um jornalista, na qual ele afirma que "o PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados".

Comente agora
11
Out
Dilma diz que quer divulgação 'ampla, geral e irrestrita' do caso de corrupção na Petrobras
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:35h

A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (11) que defende a divulgação total de informações sobre a apuração que investiga o desvio de recursos da Petrobras. A declaração vem depois de a presidente afirmar que a oposição usa as investigações para dar um "golpe" no país. "Ou não se manipula esse processo e se abre todas as informações ou se usa com grande prejuízo da democracia brasileira esse processo", afirmou em entrevista na cidade mineira de Contagem (Grande Belo Horizonte). O ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, e o doleiro Alberto Youssef fecharam acordos de delação premiada com o Ministério Público Federal em troca de benefícios na acusação. Nos depoimentos, eles afirmaram que PT, PMDB e PP foram beneficiados com os repasses ilegais, e indicam o uso do dinheiro desviado de contratos das estatais para a campanha eleitoral de 2010. Para a presidente, há "vazamentos seletivos" com propósitos políticos eleitorais. "O que considero incorreto é que as provas e as denúncias não estão sendo encaminhados direito nessa fase. Para se divulgar, divulga-se tudo. Nós vamos ver todos os envolvidos, para que logo depois da eleição a gente não tenha surpresa de ver que denunciantes da véspera eleitoral são parte da denúncia", afirmou Dilma. Informações da Folha. De acordo com a Justiça Federal no Paraná, que negou o "vazamento", os depoimentos divulgados até agora se referem a apenas a uma das ações penais do caso, que tramita sem sigilo. O governo Dilma e a CPI da Petrobras, pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso aos depoimentos de Costa, mas o ministro Teori Zavascki negou as solicitações nesta semana. Informações da Folha.

Um comentário
11
Out
Mansur X Isidório: deputada eleita diz que não dará palanque ao líder religioso
Postado por: Samile Macêdo / 20:32h

A partir de 2015, mais um líder religioso soma-se à bancada evangélica na Assembleia Legislativa da Bahia. Um deles foi o segundo mais votado do estado, Pastor Sargento Isidório (PSC), que angariou mais de 123 mil votos. Os seis eleitos arrebanharam mais de 400 mil sufrágios baianos. A situação preocupa a deputada eleita e atual vereadora de Salvador, Fabíola Mansur (PSB). A edil é uma das representantes do movimento LGBT na Casa Legislativa. Na próxima legislatura, Angela Souza (PSD), Carlos Ubaldino (PSD), José de Arimateia (PRB), Sildevan Nóbrega (PRB), além do fundador da instituição Dr. Jesus, Isidório, outro criador de amparo às pessoas em situação de drogas, Manassés, que obteve os expressivos 36.023 votos, vão defender suas causas ligadas ao segmento. A preocupação da peessebista está na ‘mistura da religião com a política’. Segundo a edil, seu mandato será baseado nas cinco áreas que defende, deixando de levantar a bandeira somente para o segmento LGBT. “Nós vamos continuar entendendo que o Estado é laico e há direitos constitucionais, sejam eles para católicos, de matriz africana ou evangélicos. Tem que garantir que estes direitos para todos. Vejo com preocupação o aumento da bancada evangélica no sentido de que isso pode haver uma mistura da religião com política”, disse em entrevista ao Bocão News. A vereadora ainda afirmou que não irá para o embate com o ex-colega de partido, Pastor Sargento Isidório – que deixou a sigla após declarações consideradas homofóbicas pela direção estadual. “Não vou dar palanque. Não vou cair nesse jogo de fazer guerra santa e colocar a causa LGBT nisso. Com todo o respeito a quem se elegeu com mais de 123 mil votos, mas serei coerente com todos os movimentos que me apoiam”, disse. O PSB contará com apenas dois parlamentares na próxima legislatura e, segundo a vereadora, deve-se manter independente.

Comente agora
11
Out
Candidatos ao segundo turno não podem ser presos a partir deste sábado (11)
Postado por: Anacley Souza / 16:13h

A partir de hoje (11) começam a valer os prazos mais importantes do calendário eleitoral para o segundo turno das eleições, que será feito no dia 26 de outubro. Candidatos que vão concorrer não podem ser presos, exceto em flagrante. O prazo para o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão também termina neste sábado. Na terça-feira (21), cinco dias antes da votação até 48 horas depois do encerramento da eleição nenhum eleitor poderá ser preso, exceto em caso de flagrante e de sentença condenatória por crime inafiançável. Todas as regras estão fixadas na Lei Eleitoral (Lei 9.504/97). (Agência Brasil)

Comente agora
11
Out
Em discurso, Aécio não acata totalmente exigências feitas por Marina em troca de apoio
Postado por: Letícia Oliveira / 15:39h

O candidato do PSDB a presidente da república, Aécio Neves, acatou de forma parcial as exigências feitas pela ex-candidata do PSB Marina Silva, como forma de a ex-senadora apoiar a candidatura tucana no segundo turno. Aécio esteve em Recife neste sábado (11) e, entre compromissos de campanha, visitou pessebistas pernambucanos e os filhos do ex-governador Eduardo Campos, morto durante campanha presidencial deste ano. Em um auditório com presenças de médicos e lideranças do estado, o tucano leu documento através do qual se compromete a garantir a demarcação de terras indígenas, ampliar a reforma agrária e acabar com a reeleição de cargos do Executivo. Ficou fora dos principais pontos exigidos por Marina, a redução da maioridade penal. No discurso em Recife, o ex-governador de Minas se limitou a dizer que buscará alternativas para afastar a juventude da violência. De acordo com a Folha, outros compromissos forma assumidos de forma vaga. Em relação à reeleição não disse que a regra valeira. Em relação à reeleição, Aécio Neves não garantiu que a regra já valeria a partir de um suposto governo seu. 

Comente agora
11
Out
“Aécio é nocivo como o vírus Ebola”, diz ex-presidente do PT na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 15:16h
O ex-presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, disparou contra o presidenciável da oposição, Aécio Neves (PSDB), na madrugada deste sábado (11), na rede social. “Cada vez é mais nítida a fúria tucana sobre os ganhos salariais e recuperação do salário mínimo ao dizerem que a produtividade cresceu menos”, publicou em seu perfil no Twitter. E continua: “Aécio é nocivo como o vírus Ebola, se vingar, vai dizimar os pobres e excluídos. Dilma é o antidoto e as políticas sociais e de renda a vacina!”. Ainda em seu perfil, ele chegou a lembrar do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. “Aécio e FHC são a mesma coisa. Fome, desemprego, pobreza absoluta, baixos salários, Inflação, FMI e Brasil para uma minoria e milhões de excluídos”. Em Salvador, no último dia 9, a candidata Dilma Rousseff criticou a ideia de se reduzir o poder de compra do salário mínimo para compensar outros problemas da economia.
Um comentário
11
Out
TSE suspende propaganda de Dilma que ataca Aécio por construção de aeroporto
Postado por: Samile Macêdo / 14:57h

O candidato do PSDB, Aécio Neves, ganhou na noite de sexta-feira o primeiro round de uma luta que promete ser violenta na Justiça Eleitoral nesse segundo turno. O coordenador jurídico da campanha, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), divulgou em nota parecer favorável de Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral, à liminar pedida para a imediata retirada do ar da propaganda eleitoral do PT com ataques a Aécio sobre o aeroporto de Cláudio. A propaganda foi ao ar mesmo depois de o ministro Rodrigo Janot ter arquivado o caso na Procuradoria Geral da República. A coligação de Aécio agora espera parecer favorável ao pedido de direito de resposta no horário de propagada da presidente Dilma Rousseff (PT), com o argumento que a propaganda veiculada foi ofensiva ao candidato do PSDB. Em seu despacho, o ministro Admar Gonzaga observou que o conteúdo da propaganda é de “formato jocoso, e o tom nitidamente difamatório”.

Comente agora
11
Out
Com eleição polarizada, candidatos reciclam discurso dos últimos 20 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 14:06h

Após um primeiro turno no qual o discurso da terceira via foi derrotado nas urnas, a polarização entre PT e PSDB trouxe de volta à cena política velhos embates e velhas frases, recicladas pela presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, e pelo tucano Aécio Neves. Cada candidato resgata as sentenças do passado e confirma uma discussão política que já dura 20 anos. O chamado “discurso do medo” retornou a estas eleições produzindo expressões como “fantasmas do passado”, usada por Dilma para acusar a gestão tucana de produzir inflação e juros altos, arrocho salarial e desemprego. “O povo brasileiro acaba de dizer que não quer os fantasmas do passado de volta, como a recessão, o arrocho, o desemprego, e que nós teremos novamente uma disputa com o PSDB que governou apenas para um terço da população abandonamos os que mais precisam”, disse Dilma, logo após o resultado do primeiro turno.

Comente agora
11
Out
Lídice afirma que não negociou cargos em governo de Rui Costa
Postado por: Letícia Oliveira / 14:03h

Depois de se posicionar em apoio à candidatura de Dilma Rousseff no segundo turno das eleições presidenciais, a recém-candidata do PSB ao governo da Bahia, Lídice da Mata, disse que o fato não tem a ver com cargos no governo do governador eleito, Rui Costa. "Não está na nossa ideia participar do governo. Eu fui terceira via na eleição. Portanto, temos que nos manter com o posicionamento de independência, até vermos o resultado do próprio governo, que tem 90 dias para ter seu plano analisado. E nós vamos analisar", disse em entrevista coletiva. Lídice, no entanto, não descarta uma aproximação futura dentro da próxima gestão no Estado. "A sociedade baiana não optou por uma terceira via e não podemos ignorar o que o povo nos diz. Política exige capacidade de entender o que as ruas nos dizem. Por isso mesmo, acho que devemos ter posicionamento cuidadoso, de reflexão", apontou, em entrevista coletiva nesta sexta. Lídice disse também que recebeu uma ligação de Rui Costa que queria saber o posicionamento da senadora nas eleições de segundo turno. Informações do A Tarde.

Comente agora
11
Out
PMDB não dará apoio integral a Dilma em ao menos 10 Estados
Postado por: Letícia Oliveira / 13:57h
Em disputa acirrada pela reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) ficará sem apoio integral do PMDB, principal aliado do governo federal, em mais de um terço dos Estados no segundo turno. Adversário do PT nas urnas, Aécio Neves (PSDB) tem apoio oficial do PMDB em seis Estados (AC, BA, ES, PE, RR e RS) e deverá contar com o empenho de setores peemedebistas em ao menos outros quatro (PI, MS, RJ e SC). Somados, esses Estados reúnem cerca de 35% do eleitorado nacional e incluem os dois redutos onde Marina Silva (PSB) venceu no primeiro turno: Acre e Pernambuco. Na Bahia, o ex-ministro de Lula Geddel Vieira Lima lidera o PMDB no apoio a Aécio.
Comente agora
11
Out
Candidatos ao segundo turno não podem ser presos a partir de hoje
Postado por: Letícia Oliveira / 13:48h
A partir de hoje (11) começam a valer os prazos mais importantes do calendário eleitoral para o segundo turno das eleições, que será feito no dia 26 de outubro. Candidatos que vão  concorrer não podem ser presos, exceto em flagrante. O prazo para o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão também termina neste sábado. Na terça-feira (21), cinco dias antes da votação até 48 horas depois do encerramento da eleição nenhum eleitor poderá ser preso, exceto em caso de flagrante e de sentença condenatória por crime inafiançável. Todas as regras estão fixadas na Lei Eleitoral  (Lei 9.504/97). (Agência Brasil)
Comente agora
11
Out
Aécio se compromete com bandeiras de Marina em PE
Postado por: Letícia Oliveira / 13:45h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, participou de um ato político nesta manhã em Recife, ao lado dos filhos de Eduardo Campos, João, Pedro e Maria Eduarda. O tucano reuniu lideranças dos movimentos sociais pernambucanos e dirigentes do PSB para anunciar trechos de seus compromisso para o segundo turno que contemplam as exigências feitas por Marina Silva para apoiá-lo. “O governo Dilma tem sido negligente na questão da demarcação das terras indígenas”, disse o candidato do PSDB. Este foi um dos temas colocados na mesa de negociação pela presidenciável do PSB. Aécio também prometeu dar “a devida importância” à questão das mudanças climáticas, defendeu a economia de baixo carbono e reiterou seu compromisso com os programas de transferência de renda. “Vamos transformar o Bolsa Família em política de Estado e não de governo”, disse Aécio. Em seu discurso, o tucano exaltou Marina Silva diversas vezes e prometeu dar continuidade ao legado do ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no dia 13 de agosto, no primeiro turno desta corrida presidencial. “Me sinto responsável para levar para cada canto do País o legado e o sonho de Eduardo Campos”, disse o tucano.

Comente agora
11
Out
Marina aguarda posição de Aécio para declarar apoio neste domingo
Postado por: Letícia Oliveira / 11:56h

A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, deve revelar neste domingo a quem dedicará seu apoio no segundo turno das eleições deste ano. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a ex-ministra aguarda a concordância do postulante do PSDB, Aécio Neves, sobre condições postas por ela para oferecer seu apoio. Neste sábado, Aécio deve realizar ato político em Recife (PE), reduto político de Eduardo Campos, a quem Marina substitui na chapa socialista após sua morte, em julho deste ano. O tucano tem um almoço programado com a viúva do ex-governador pernambucano, Renata Campos, e com lideranças estaduais do PSB. Entre os pontos que definirão a adesão de Marina à candidatura do ex-governador de Minas Gerais, estão o abandono da defesa da redução da maioridade penal, o compromisso com o fim da reeleição, com a reforma agrária e com a demarcação de terras indígenas.Ainda segundo Folha, ela agendou uma reunião neste sábado com assessores de sua equipe para desenvolver um discurso favorável a Aécio.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com