As comentadas

Bom dia , Quarta-feira, 27/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

26
Jul
Candidatos a deputados também já sabem tempo de propaganda
Postado por: Anacley Souza / 07:51h

As coligações partidárias criadas para candidatos a deputado estadual e federal na Bahia também já sabem o tamanho da fatia que terão na propaganda gratuita no rádio e na TV, entre 19 de agosto e 2 de outubro. De acordo com a estimativa informada pela Justiça Eleitoral aos coordenadores das três principais campanhas, a chapa liderada pelo PT e composta por mais cinco legendas, entre elas, PSD, PR e PP, abocanhou o maior pedaço do bolo reservado na televisão à disputa pela Assembleia às segundas, quartas e sextas-feiras. No total, ficará com 6min59s segundos em cada bloco de programa, contra os 6min10s da frente encabeçada pelo DEM e formada por outras oito siglas, incluindo PSDB e PMDB. Já o tempo destinado ao PSB, que se aliou a apenas dois partidos, foi calculado em 1min23s. Em relação ao tempo de televisão voltado à corrida pela Câmara dos Deputados, os candidatos da base aliada petista têm vantagem bem maior sobre as coligações concorrentes: 9min20s, contra 7min50s da ala democrata e 1min51s dos socialistas, sempre às terças, quintas e sábados. Caso não haja contestação judicial, essa será a divisão do tempo de TV que o TRE vai apresentar aos partidos no próximo dia 8. Conta que inclui os 7min49s de Rui Costa (PT), os 6min59s de Paulo Souto (DEM) e 1min45s para Lídice da Mata (PSB), conforme antecipado pela Satélite na quarta-feira. (Correio)

Comente agora
26
Jul
Cadastramento para votar em trânsito vai até o dia 21 de agosto
Postado por: Anacley Souza / 07:08h

O prazo para cadastramento dos eleitores que estão fora dos seus domicílios eleitorais, mas querem votar para presidente vai até o próximo dia 21 de agosto. Essa possibilidade foi aberta em 2010, mas a novidade desse ano é que será possível acessar as urnas não apenas em capitais, mas também em cidades com mais de 200 mil eleitores. Atualmente, 92 cidades brasileiras preenchem esse requisito. Na Bahia, além de Salvador, os eleitores em trânsito poderão votar em Feira de Santana e Vitória da Conquista. A opção de votar fora do seu domicílio eleitoral, até 2010, só existia para os brasileiros que estavam fora do País. Os de situação em trânsito nacional podiam apenas justificar a impossibilidade de comparecer à sua seção eleitoral de origem. Para poder votar em trânsito é necessário fazer o cadastramento até o dia 21 de agosto comparecendo em um cartório eleitoral com um documento oficial que tenha foto. Só pode fazer o cadastramento quem está em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, votou ou justificou ausência nas últimas eleições. Ao fazer o cadastramento, automaticamente, o eleitor é desabilitado para votar em sua seção de origem o que evita riscos de duplicidade do voto. Quem fizer o pedido, mas precisar cancelar o voto em trânsito tem o mesmo prazo, dia 21 de agosto, para reverter o processo. Até agora, o Tribunal Regional Eleitoral, seção Bahia, (TRE-BA) já cadastrou 143 eleitores em trânsito eleitoral para o primeiro turno.

Comente agora
25
Jul
TRE-BA mantém decisão de multar Wagner por propaganda irregular
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:01h
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu manter a decisão de multar o governador Jaques Wagner (PT) em R$5.320,50 por irregularidade, durante as eleições 2012, no uso da propaganda institucional do Governo no município baiano de Alagoinhas, nesta sexta-feira (25). A acusação é de que, se valendo do slogan “Bahia de Todos nós”, típico da propaganda institucional, foi criado um segundo slogan, “É o Governo da Bahia trabalhando em Alagoinhas”, para que Wagner alavancasse a candidatura de Joseildo Ribeiro Ramos, do mesmo partido, na disputa pela Prefeitura da cidade em 2012. A prática foi vedada pelo artigo 73, inciso VI, alínea b, da Lei 9.504/1997, a Lei das Eleições. (BN)
 
Comente agora
25
Jul
José Genoino pede progressão do semiaberto para prisão domiciliar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:00h

A defesa do ex-deputado federal José Genoino (PT-SP), que cumpre pena por condenação no processo do mensalão do PT, pediu à Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal progressão do regime semiaberto para o aberto, a ser cumprido em prisão domiciliar. Os advogados afirmam que, apesar de faltar um mês para o cumprimento de um sexto da pena, exigência legal para a progressão de regime, Genoino teve 34 dias remidos em razão de trabalho e estudo dentro da cadeia. Pelas regras da remição, condenados que trabalham e estudam podem ter dias de pena descontados. O documento foi protocolado na quinta-feira (24) e requer que a VEP envie ao Supremo Tribunal Federal (STF) confirmação dos dias remidos. Caberá ao ministro Luís Roberto Barroso, relator das execuções penais do mensalão, decidir se Genoino poderá ou não cumprir pena em casa. Condenado a 4 anos e 8 meses por corrupção ativa no regime semiaberto (quando é possível pedir autorização para trabalhar fora da prisão), Genoino começou a cumprir pena na cadeia em novembro do ano passado, mas passou mal dias depois e obteve direito a prisão domiciliar provisória.

Comente agora
25
Jul
TRE-BA mantém multa contra Wagner por propaganda irregular
Postado por: Anacley Souza / 18:26h

Foi mantida, na seção desta sexta-feira, 25, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a multa contra o governador Jaques Wagner (PT) por irregularidade no uso da propaganda institucional do Governo, durante as eleições 2012, em Alagoinhas. O governador havia sido condenado em 2013 a pagar multa no valor de R$5.320,50 por adaptar slogan em benefício de Joseildo Ramos, candidato a prefeito pelo PT. A decisão, dada por maioria dos membros da Corte Eleitoral, resultou do julgamento dos embargos de declaração com efeitos infringentes interpostos por Wagner com o propósito de reverter a condenação. Segundo o TRE-BA, se valendo slogan "Bahia de Todos nós", parte da propaganda institucional do governo, foi criado um segundo slogan, "É o Governo da Bahia trabalhando em Alagoinhas", para que Wagner alavancasse a candidatura de Joseildo Ribeiro Ramos na disputa pela Prefeitura. A prática configurou conduta vedada pelo artigo 73, inciso VI, alínea b, da Lei 9.504/1997, a Lei das Eleições. A representação que levou à aplicação da multa foi ajuizada pelo Partido Social Cristão (PSC), cujo candidato ficou em terceiro lugar nas eleições daquele ano. A agremiação pedia também a punição da coligação "Alagoinhas Pode Mais" e de Joseildo Ramos (PT), segundo colocado na disputa. (Jornal A Tarde)

Comente agora
25
Jul
Veja a agenda dos candidatos ao Governo do Estado para sábado (26)
Postado por: Anacley Souza / 18:23h

Os candidatos ao governo do estado estão com agendas diversificadas para este sábado.

Lídice da Matta (coligação “Um Novo Caminho para a Bahia”): Neste sábado (26), a candidata participa de carreata e inauguração de comitê de aliado político em Porto Seguro e Arraial da Ajuda.

Marcos Mendes (PSOL): O candidato Marcos Mendes participa neste sábado (26), da Caravana 50 nos municípios da Região Sul da Bahia (Itapetinga, Itabuna, Itororó, Ilhéus, entre outros).

Paulo Souto (coligação “Unidos pela Bahia”): O candidato a governador se reúne com equipe de comunicação da campanha na manhã deste sábado (26). À tarde, viaja para Caetité, onde participa de uma festa. À noite, Souto faz comício em Caculé.

Renata Mallet (PSTU): Na manhã deste sábado (26), a candidata Renata Mallet participa do Encontro de Educação da CSP-CONLUTAS. À tarde, participa de reunião com apoiadores de campanha.

Rogério Tadeu Da Luz (coligação "Por uma Bahia Livre e Justa"): O candidato Da Luz se reúne com assessores e equipe de campanha neste sábado (26).

Rui Costa (coligação “Pra Bahia Mudar Mais”): Neste sábado (26), Rui Costa participa de caravana nos municípios de Barreiras e São Desidério.

Comente agora
25
Jul
Assessor de Dilma menospreza porta-voz de Israel: ‘É o sub do sub do sub’
Postado por: Anacley Souza / 17:18h

O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, rebateu nesta sexta-feira (25) a declaração do porta-voz da chancelaria de Israel, Yigal Palmor, de que o Brasil é um "anão diplomático" e "parceiro diplomático irrelevante". "(O porta-voz) é o sub do sub do sub do sub do sub do sub", afirmou Garcia a jornalistas, antes de solenidade no Palácio do Planalto de posse dos membros do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Questionado se a declaração do porta-voz não teria sido deselegante, Garcia respondeu: "Eu não sou especialista em elegância." Em uma rápida conversa com jornalistas, o assessor especial da Presidência também ironizou a estatura do porta-voz. Indagado sobre como o episódio estava sendo visto pelo Palácio do Planalto, o assessor respondeu: "Eu não sei, porque ele (o porta-voz da chancelaria) foi filmado daqui pra cima, não dá pra saber a estatura dele." A réplica de Israel à dura nota do governo brasileiro, que classificou de "inaceitável" a escalada desproporcional da ofensiva militar sobre Gaza, mexeu com os brios do Itamaraty e do Planalto e resultou numa tréplica do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo. Mas na avaliação de diplomatas e assessores presidenciais a ordem é encerrar a escalada verbal entre os dois países e evitar bate-boca. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
25
Jul
Planalto articula volta da página 'Dilma Bolada' nas redes sociais
Postado por: Anacley Souza / 14:14h

Emissários da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) procuraram na última quinta-feira (24) o estudante de publicidade Jeferson Monteiro, criador da personagem "Dilma Bolada", para acertar uma pendência financeira. A informação foi publicada pelo Portal Imprensa. Já de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, a intenção é convencer Monteiro a voltar atrás na decisão de suspender a página do perfil no Facebook, conhecida pelas paródias à mandatária. Integrantes do comitê presidencial informaram que havia um projeto na pré-campanha de contratar o estudante para as eleições, mas o acordo não foi fechado. Monteiro disse na quarta (23) que suspendeu as publicações temporariamente, pois teria recebido ataques nas redes de blogs contrários à Dilma. Ele ressaltou que "nunca recebeu por manter a página na internet, mas que atuaria na campanha se tivesse liberdade para criar". A página Dilma Bolada tem 1,5 milhão de seguidores na rede social, enquanto o perfil oficial da presidente tem pouco mais de 800 mil.(Portal Imprensa)

Comente agora
25
Jul
Líder de banda de reggae é novo candidato ao Senado na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 12:42h

Troca-troca no Partido Ecológico Nacional (PEN). Adson Gomes Miranda, de 44 anos, mais conhecido como Addson Gomes, é novo candidato ao Senado da Bahia pelo PEN. Ele era primeiro suplente da candidata Idalba Marins, que, agora, é primeira suplente do postulante. Natural de Salvador, Adson é filiado ao PEN desde setembro 2013. Atualmente cursa o segundo ano de direito, também é técnico em contabilidade e química. Segundo o partido, o aspirante ao Congresso é líder da banda Korsário's Reggae e luta em defesa da reabilitação do Parque Metropolitano de Pituaçu e pela construção de mais hospitais na Bahia. Defensor dos movimentos sociais, culturais e esportivo, Adson ainda é diretor artístico da associação Aussol. Já foi candidato a vereador, em 2012, pelo PHS.

Comente agora
25
Jul
Ex-prefeita de Pojuca é multada por contratos de R$ 647 mil sem licitação
Postado por: Letícia Oliveira / 11:58h
A ex-prefeita de Pojuca, Ana Cristina Nunes (PDT), foi multada em R$ 5 mil pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), devido à contratação irregular de diversas empresas nos primeiros meses de 2013 por meio de decreto de emergência administrativa. Ao todo, as contratações somaram R$ 647 mil. A ex-gestora assumiu a administração em janeiro de 2013 e instalou o estado de emergência já no dia 2 do mesmo mês. Em sua defesa, Ana Cristina informou que a contratação direta foi necessária devido à falta de documentos de “transmissão de governo e informações imprescindíveis para o andamento administrativo”. O TCM não aceitou suas justificativas, pela "evidente desobediência das etapas do processo de licitação", e destacou também que, ao invés de a administração contratar empresas para ações típicas de um efetivo “estado de emergência”, a ex-prefeita pagou, por exemplo, a Floricultura Verdes Pampas o valor R$ 25.333; a ALP Santana ME – ALPS Produções, empresa de atrações artísticas, pela quantia de R$ 61.391; a Chaveiro Ligou-Chegou, por R$ 13.140, além da Eletromecânica Trindade Ltda., por R$ 292 mil. Ainda cabe recurso da decisão.
Comente agora
25
Jul
Sucesso de Dilma deteriora economia, diz Santander a clientes ricos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:42h

O Banco Santander enviou neste mês de julho de 2014 aos seus clientes de alta renda um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff irá piorar a economia do Brasil. A análise foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil. Diz que se Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair. O texto vem sob o título “Você e seu dinheiro” e orienta os clientes do Santander: um cenário eleitoral favorável à petista reverterá “parte das altas recentes” na Bolsa. O documento do Santander ao seus correntistas mais abastados contém uma análise que já frequentava o mercado financeiro brasileiro de forma difusa, mas nunca de maneira institucional por um grande banco. Esse tipo de comportamento do mercado não é novo. Desde a primeira eleição direta pós-ditadura ocorrem interpretações nesse sentido. Em 1989, o empresário Mário Amato deu uma entrevista dizendo que se o petista Luiz Inácio Lula da Silva ganhasse naquele ano, 800 mil empresários deixariam o Brasil.

Comente agora
25
Jul
Aliado de Rilza, Leão apresenta moção de pesar na Câmara
Postado por: Letícia Oliveira / 10:35h

O deputado federal João Leão (PP) vai apresentar uma moção de pesar na Câmara pelo falecimento da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, morta ontem à tarde no Hospital Aliança em decorrência de complicações de uma anemia falciforme que resultou numa embolia pulmonar. Os dois eram aliados desde a época em que Rilza foi vereadora na cidade e contou com a ajuda de Leão para enfrentar um processo judicial em que foi acusada de cometer ilegalidades como secretária municipal de Educação. Leão recebeu a notícia da morte da companheira petista em Barreiras, onde reagiu com muita emoção. Ele deveria se dirigir à cidade ainda hoje pela manhã para o velório, realizado na Câmara Municipal, e o sepultamento, marcado para as 16h. Por força da ligação com Rilza, São Francisco do Conde era uma das bases eleitorais mais fortes do parlamentar. “Não posso deixar de me despedir de uma pessoa, que, além de competente e trabalhadora, tinha um carinho especial pelo ser humano. Aprendi a admirar e respeitar Rilza pela determinação na busca pela melhoria da qualidade de vida do seu povo”, disse Leão.

Comente agora
25
Jul
Caetano e Luiza Maia vão entrar com ação contra o PTN
Postado por: Letícia Oliveira / 08:59h

A respeito da nota emitida pelo PTN, na qual o candidato a deputado federal Luiz Caetano (PT) e a deputada estadual e candidata a reeleição Luiza Maia (PT) são acusados de exploração do trabalho infantil, as assessorias de imprensa dos petistas informam que a denúncia “não passa de mais uma ação desesperada para macular a imagem dos dois”. Diante da ação maldosa da oposição, a assessoria jurídica dos candidatos entrará com uma representação junto ao Ministério Público do Estado da Bahia, contra o PTN e o presidente do partido, Maurício de Tude, pela prática de crime de calúnia, uma vez que não há nenhuma prova que confirme o envolvimento dos petistas no fato. Segundo as assessorias, os trabalhos da parlamentar e do ex-prefeito de Camaçari sempre foram pautados na defesa de grupos sociais vulneráveis e no direito a dignidade dos cidadãos, principalmente em Camaçari, a exemplo da Cidade do Saber, um dos maiores complexos de inclusão social do Brasil, voltados para crianças e jovens de baixa renda e implantado por Luiz Caetano. Luiza Maia, em seu mandato na Assembleia, destacou-se pela defesa dos direitos humanos. (Politica Livre)

Comente agora
25
Jul
Vereador sobre apoio a Délcio Mascarenhas na eleição da Câmara de SAJ: "Na política só não se vê boi voar"
Postado por: Letícia Oliveira / 08:54h

O vereador de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins (PSDB), é um dos nomes mais cotados para concorrer ao cargo de Presidente da Câmara Municipal. De acordo com o atual chefe da Casa, Marcos Có, a qualquer momento pode acontecer a eleição. Em entrevista a Recôncavo FM, o edil informou que lançou sua candidatura, mas sem ambição, pois, por exemplo, se acontecesse hoje (25), teria que preparar uma chapa para dar início a eleição, “eu não sou a favor, assim como a sociedade não é, de não ter data fixada para essa eleição. Se eu chegar a alcançar o apoio dos meus colegas vereadores e ganhasse essa concorrência, eu mudaria em primeiro lugar essa situação, que é inadmissível”, explicou Bino. Segundo o vereador, o seu foco está voltado para a eleição do Governo da Bahia. Questionado se votaria em Délcio Mascarenhas para a presidência da Câmara, Martins ressaltou que o edil é seu colega e amigo, votou nele por quatro vezes, tem muito carinho pelo mesmo e respeito também, mas no momento não pode dizer se vota ou não no seu colega. “Na política só não se vê boi voar, mas no resto tudo pode acontecer. Não podemos dizer que dessa água não bebe. Vou pedir voto a meu colega Délcio aproveitando que ele é da minha bancada”, disse. Pelo que se sabe, Albino Martins tem maioria dos votos dentro da casa, a respeito da sua confiança diante dessa afirmação, ele destacou que não se pode estar confiante numa guerra, já que é uma coisa que precisa ser conversado e pensado para o bem de Santo Antônio de Jesus. “Vamos conversando com todos os colegas, a conversa faz parte dessa situação. No dia da eleição já estaremos mais ou menos sabendo quem será o ganhador”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
25
Jul
Supremo nega paralisar processo contra Vargas no Conselho de Ética
Postado por: Letícia Oliveira / 08:37h

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou nesta quinta-feira (24) pedido da defesa do deputado federal André Vargas (sem partido-PR) para suspender o andamento de processo contra o parlamentar no Conselho de Ética da Câmara. Vargas é investigado devido à relação com o doleiro Alberto Youssef, preso em março pela Polícia Federal na Operação Lava jato por suspeita de movimentar cerca de R$ 10 bilhões em esquema de lavagem de dinheiro. O processo no Conselho de Ética apura se o deputado favoreceu Youssef em contratos públicos em troca de favores pessoais. A decisão de Lewandowski foi tomada após mandado de segurança apresentado pela defesa do parlamentar nesta quarta (23). Na ação, os advogados afirmaram que o conselho desrespeitou o direito de defesa de Vargas, pediram acesso imediato a todos os documentos do processo - que segundo a ação soma 13 mil páginas - e também pleitearam a suspensão do caso no Conselho de Ética até o julgamento final do caso pelo plenário do Supremo. Ao analisar o pedido, Lewandowski, que está de plantão no Supremo em razão do recesso do Judiciário do meio de ano, negou suspender o processo, mas autorizou que a defesa tenha acesso imediato a todos os documentos.

Comente agora
25
Jul
Rui e Otto pedem bênção e ouvem queixa de Mãe Stella
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:24h

Vestidos de branco, o candidato ao governo Rui Costa (PT) e ao Senado, Otto Alencar (PSD), pediram na quarta-feira, 23, a bénção de Mãe Stella de Oxóssi, no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, e ouviram da líder religiosa uma bronca sobre o atraso nas obras de um elevador que, segundo ela, "está amarrado". Mãe Stella disse ainda que todos os que a procurarem serão bem recebidos. Rui, Otto e candidatos a deputado foram recebidos pela ialorixá após uma cerimônia para Xangô - a oferta do amalá, tradicional às quartas-feiras. Ao final, conversaram sobre a bibliografia da primeira ialorixá imortal da Academia de Letras da Bahia. Pouco confortável, o candidato ao governo da Bahia dependia de sugestões da assessoria para interagir com a líder religiosa. Após ouvir de um assessor sobre a obra do elevador, que estaria sob a coordenação da Conder, Rui buscou falar do andamento das obras. Foi surpreendido com a reclamação da ialorixá: "o elevador está amarrado". Constrangido, o candidato prometeu tentar ajudar . "Vou fazer um feitiço para desatar o nó", respondeu Mãe Stella, bem-humorada. Por meio de nota, a Conder negou que a obra do elevador a ser construído no terreiro esteja sob responsabilidade do órgão, indicando que poderia ser da Sucab. A superintendência não foi localizada para comentar a questão.

Comente agora
25
Jul
Ladrão que fez três mulheres reféns é preso enquanto dormia no interior da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:51h

O assaltante Cleiton de Souza Gringo, que fez três mulheres reféns, ao tentar roubar uma motocicleta, em São Félix do Coribe, no domingo (17), foi preso por policiais civis, na quarta-feira (23), enquanto dormia em sua residência, em Bom Jesus da Lapa. Ele é considerado um dos maiores ladrões de motocicletas da região, e teve o mandado de prisão preventiva, cumprido durante a Operação Morfeu, coordenada pelo delegado José Ribeiro Lopes, plantonista da Delegacia Territorial (DT) de Bom Jesus da Lapa. Ao ser perseguido por uma guarnição da Polícia Militar, que o surpreendeu tentando roubar a moto, no final da tarde de domingo, Cleiton interceptou um ônibus intermunicipal e, armado com um revólver, obrigou duas passageiras a descerem. Na sequência, tomou de assalto um veículo Fiat Uno, de cor prata, e sequestrou as passageiras, além da proprietária do carro. Durante a fuga, um dos pneus do Uno furou, levando-o abandonar o carro e as três reféns na estrada. As investigações também resultaram na prisão do receptador Silva de Jesus, o “Negão”, que escondia, em sua casa, em Bom Jesus da Lapa, uma motocicleta e um celular, roubados por Cleiton.

Comente agora
25
Jul
Souto pode ficar com a cara de "prometedor", diz Wagner
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:49h

O governador Jaques Wagner (PT) respondeu, na quarta-feira, 23, as críticas que o candidato ao governo Paulo Souto (DEM) fez à sua administração, desafiando o ex-governador a comprovar as realizações do seu governo. "É bom ele apresentar o que vai fazer com base no que ele fez. Se não, ele pode ficar com a cara de um prometedor", provocou o petista. Em entrevista ao A Tarde, Souto disse que o atual governo abandonou o programa de construção de barragens no semiárido, criticou o "desleixo" com o Pelourinho e a perda de investimentos no polo hoteleiro do litoral norte e na ampliação de projeto de celulose no extremo sul. Wagner desafiou o democrata a apresentar números para comparar as duas gestões. "Quero lembrar, por exemplo, que, quando ele governava, a Bahia tinha sete voos internacionais, e agora nós temos 42", informou o governador. Dizendo que Souto tem uma "cabeça antiga", cujo "negócio é só arrecadar", Wagner falou que a lógica do seu governo é desenvolver e incluir. "Eu faço investimento social que, para eles, é gasto". Wagner também criticou o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), que elevou o IPTU e está vendendo terrenos públicos. "A vida não é só a Secretaria da Fazenda", disse.

Comente agora
25
Jul
Veja agenda dos candidatos ao governo da Bahia desta quinta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:13h

Os postulantes ao governo do Estado aproveitam esta sexta-feira (25) para entrar em contato com o interior da Bahia. Lídice da Mata (PSB), da coligação "Um Novo Caminho para a Bahia", não chega a deixar a capital baiana, mas se reúne com vereadores de outras cidades a partir das 14h. Pela manhã, ela participa de entrevistas com a Rádio Cruzeiro, às 7h20, e à TV Baiana, às 12h. Marcos Mendes (PSOL) aproveita a manhã para conversar com militantes da causa LGBT e, entre a tarde e a noite, prevê a saída da Caravana 50. Paulo Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, visitas as cidades de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença, no sul do estado. Renata Mallet (PSTU) e Rogério Tadeu da Luz (PRTB) permanecem na capital baiana. A socialista concede entrevista a um grupo de pesquisa da Ufba e participa, pela tarde, de plenária em solidariedade ao povo palestino. À noite, vai à etapa regional do Encontro Nacional da Educação. Já Da Luz concede entrevista à Rádio Band News e se reúne, pela tarde, com coordenadores de campanha. Rui Costa (PT), da coligação "Pra Bahia Mudar Mais", cancelou as atividades da Caravana 13, nos municípios de Malhada de Pedra, Ibitira, Lagoa Real, Ibiassucê e Caetité, devido à morte da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT). (Informações e foto:BN)

Comente agora
24
Jul
Cruz das Almas: Prefeito participa de ato oficial enfeitado com propaganda de Souto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:37h

O prefeito de Cruz das Almas, Jean Cavalcante (PMDB) entregou na manhã desta quinta-feira (24) um veículo ao Conselho Tutelar do município do Recôncavo baiano. O problema é que o gestor cruz-almense e seus colaboradores participaram do ato oficial, realizado no gabinete do prefeito, enfeitados com material de campanha do candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM). Conforme Artigo 377 do Código Eleitoral, “o serviço de qualquer repartição, federal, estadual, municipal, autarquia, fundação do Estado, sociedade de economia mista, entidade mantida ou subvencionada pelo poder público, ou que realiza contrato com este, inclusive o respectivo prédio e suas dependências não poderá ser utilizado para beneficiar partido ou organização de caráter político”. O descumprimento da legislação eleitoral pode render a Dr. Jean, como é conhecido, detenção, além de pagamento de multa, como determina o Artigo 346 do Código Eleitoral. “Parágrafo único.

Comente agora
24
Jul
Em velório de Suassuna, Dilma é provocada com música
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:35h

Adversários nestas eleições, a presidente Dilma Rousseff e o ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE) encontraram-se nesta quinta-feira (24) no Recife, durante o velório do escritor paraibano Ariano Suassuna. Durante o encontro, Dilma passou por uma saia justa, pois o público cantou a música "Madeira do Rosarinho", canção que Suassuna entoava em todos os comícios de Campos desde a eleição de 2006, quando o pernambucano foi eleito governador pela primeira vez. Campos tem feito uma série de críticas ao governo Dilma. Dilma chegou ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, por volta das 14h20, acompanhada pelo governador Jaques Wagner (PT-BA) e pelo ministro Aldo Rebelo (Esporte), além de correligionários pernambucanos. Enquanto Campos estava mais recuado, ao lado do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), Dilma ficou à frente, com o governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB). Quando Dilma sentou-se ao lado da viúva, Zélia Suassuna, o público presente puxou a canção carnavalesca usada nas campanhas de Campos.

Comente agora
24
Jul
Geddel diz não ter ficado surpreso com números do Ibope
Postado por: Letícia Oliveira / 17:49h

“É sempre melhor fazer campanha olhando os adversários pelo retrovisor do que ficar atrás para pegar vácuo para avançar”, declarou Geddel Vieira Lima (PMDB), na manhã de hoje (24), ao jornalista Samuel Celestino, durante entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, na rádio Tudo FM, em Salvador, onde comentou o resultado da pesquisa Ibope/TV Bahia divulgado ontem, em que Paulo Souto (DEM) tem 42% das intenções de voto, deixando Rui Costa (PT) com apenas 8%, e Geddel registrou 34% dos votos, o dobro de Otto Alencar (PSD). O candidato ao Senado disse que não se surpreendeu com os números que revelaram a liderança da chapa oposicionista pela clara fadiga do PT. “O governo do PT foi muito mal avaliado, é o governo do ‘promessômetro’. Nada saiu do papel e o povo percebeu, agora mostra claramente a vontade de mudar”, avaliou o peemedebista. Para Geddel, não adiantou fazer tanta propaganda nem pressionar os prefeitos para apoiar o candidato situacionista porque quanto mais ele se torna conhecido mais cai na avaliação da sociedade.

5 comentários
24
Jul
Tramita na Câmara dos Deputados projeto que prevê Marco Legal da Primeira Infância
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:31h

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto que lei que prevê a instalação do Marco Legal da Primeira Infância, que inclui no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) direitos específicos para crianças de zero a seis anos de idade. De autoria do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), o texto define que crianças nesta faixa etária terão prioridade no atendimento das políticas públicas, especialmente aquelas que se encontram em situação precária. O projeto também proíbe a publicidade infantil na televisão entre oito da manhã e seis horas da tarde. O relator da proposta, deputado João Ananias (PCdoB-CE), destaca a importância do projeto. “Os estudos mais recentes da neurociência mostram que é a fase de vida absolutamente importante e de uma especificidade muito grande, porque ela é o período em que acontecem as formações dos neurônios, das sinapses, a formação do cérebro nas áreas mais críticas na área da inteligência, do afeto, do aprendizado e muitas outras áreas.

Comente agora
24
Jul
Conheça os candidatos mais engraçados nas eleições deste ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:16h

Passou a Copa e chegou a hora de ver, pelo menos até outubro, aquela infinidade de posts sobre eleição na timeline do seu Facebook e Twitter. E no clima #VaiTerEleições a gente aproveita pra conhecer melhor alguns candidatos engraçados e bizarros que vão aparecer nas urnas esse ano. Enquanto a propaganda eleitoral não é liberada, o Terra separou  alguns com nomes curiosos pra você ficar de olho. Veja acima:   

Comente agora
24
Jul
“A pesquisa reflete o momento de agora”, diz Otto Alencar sobre pesquisa Ibope
Postado por: Letícia Oliveira / 14:00h

O candidato ao Senado Federal pela chapa do PT, Otto Alencar (PSD), foi entrevistado por Emmerson José e Alex Ferraz, durante o CBN Salvador primeira Edição. Alencar falou sobre as motivações para tentar uma vaga no Congresso Nacional e seus projetos para a Bahia. Além disso, comentou a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, e que foi tema das perguntas dos jornalistas convidados. Otto Alencar fez um panorama da sua gestão à frente da Secretaria de Infraestrutura, que durou três anos e três meses e que possibilitou fazer projetos das estradas, levando asfalto onde antes não tinha. “Fizemos acesso para 62 localidades. De Paulo Afonso para Glória não tinha e foi feito, de Gloria para Rodelas, feito. Estamos fazendo asfalto de Sobradinho para Sento Sé, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado. Aqui perto de Salvador tinha uma sede sem asfalto na sede, na cidade de Itanagra. Só de BA são mais de 20 mil quilômetros, fizemos 18 mil”, exemplificou. (Correio)

Um comentário
24
Jul
Publicidade eleitoral irregular pode ser removida sem aviso a candidato
Postado por: Anacley Souza / 12:55h

As publicidades eleitorais que apresentem irregularidades podem ser apreendidas e removidas por servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), independente de prévia notificação ao candidato, partido ou coligação partidária. Esta foi uma das ações definidas pelo TRE para coibir propagandas abusivas. Segundo o Tribunal, servidores devem começar a realizar, a partir do sábado (26) e domingo (27), rondas em praças, jardins e vias públicas de Salvador. Para as ações, um grupo de trabalho foi formado por quatro servidores da Justiça Eleitoral. Todas as peças apreendidas ficarão armazenadas em galpão até que um juiz determine as medidas cabíveis. Além do TRE, quatro equipes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom) participam da retirada e apreensão do material irregular apreendido. As polícias Militar e Federal, e a Guarda Municipal de Salvador serão acionadas caso haja risco à segurança dos servidores envolvidos na operação. De acordo com o TRE, a veiculação de propaganda em folhetos e outros materiais impressos independem de licença municipal e da autorização da Justiça Eleitoral. O Tribunal afirma que no material deve constar inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou o CPF do responsável pela confecção, e também de quem o contratou, além da tiragem.

Comente agora
24
Jul
Dilma lidera pesquisa na Bahia com 48% e Aécio aparece com 15%
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:41h

Apesar da grande diferença na pesquisa entre democratas [42%] e petistas [8%] pela sucessão estadual da Bahia, divulgada na noite da última quarta-feira (23) pela Rede Bahia, a corrida presidencial no estado mostra o contrário. Segundo a pesquisa Ibope, a intenção de voto para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) é de 48% contra 15% do candidato da oposição Aécio Neves (PSDB). O socialista Eduardo Campos aparece com 8%. Na pesquisa, Pastor Everaldo (PSC) marcou 3%, Rui Costa Pimenta (PCO) 1% e Zé Maria também 1% (PSTU). Foram entrevistados 1008 pessoas, 13% optaram pelo voto em branco ou nulo e 11% declararam não saber em quem votar. Apesar da grande disparidade nas pesquisas a favor de Dilma em território baiano, em fevereiro deste ano, as intenções de voto na presidente chegavam a 63% do eleitorado. (Informações e foto Bahia Notícias)

Comente agora
24
Jul
Vereador de S. Miguel das Matas pede na rede social pra prefeito Teté parar de mentir
Postado por: Anacley Souza / 10:58h

Após polêmica onde o vereador Alair de Jesus Barreto, conhecido Lai Barreto (PSD) mandou o prefeito da cidade de São Miguel das Matas, Manoel Alves, mais conhecido como Teté, parar de mentir e trabalhar, em rede social. O repórter Joselito Fróes do Recôncavo FM entrevistou o edil para que o mesmo explicasse o motivo das críticas. De acordo com ele, por ser um vereador atuante, tem sido muito cobrado pela sociedade miguelense com relação à situação em que se encontra o município, visto que a saúde pública está em decadência, “sou cobrado constantemente por conta dos desmandos desse gestor. A saúde em São Miguel necessita de atenção. No posto médico, que é para atender ao povo, não tem médico. Sou representante desta sociedade e estarei lutando por melhorias sempre”, salientou. Lai destacou ainda que por diversas vezes o administrador municipal faz uso de emissoras locais para se vangloriar de benfeitorias realizadas na cidade, no entanto estas não passam de engodo de campanha, “ele fala que 90% das estradas foram beneficiadas, mas é mentira. As estradas estão em péssimo estado. Ele fez um trabalho pela metade, passou a máquina e não cascalhou”, revelou, complementando que por parte do governo federal, vários municípios baianos foram contemplados com maquinários para a infraestrutura e estes não estão sendo usados, porém a prefeitura continua pagando um valor absurdo em locação de máquinas enquanto há veículos e tratores disponíveis.

  1. Vereador critica prefeito nas redes sociais

Questionado sobre as provas das denuncias feitas, o vereador afirmou que existem documentos comprobatórios e que a situação é mais que visível, “meu pai sempre me ensinou, mato a cobra e mostro o pau, quando trabalho eu faço com a verdade”, rebateu. Ele explicou ainda que existe um veículo de uso da secretaria de saúde, com a finalidade de transportar pacientes em tratamento para outros municípios, só que o mesmo, desde o mês de novembro está parado em uma das garagens da prefeitura municipal, “este micro-ônibus não rodava, é de conhecimento público, o setor jurídico conhece bem o fato e está tomando as devidas providências. O prefeito tem que apresentar os documentos mostrando onde estão sendo gastas as verbas destinadas ao município. Se não está fazendo uso do veículo porque continua pagando? O povo de São Miguel é quem sabe de suas necessidades e ele continua mentindo dizendo que tudo está uma maravilha. Os postos de saúde estão todos sucateados e a população está sendo atendida em uma sala de aula, improvisada, sem estrutura. É uma vergonha, é indigno para nossa sociedade”, finalizou.

  1.  Redação Voz da Bahia
4 comentários
24
Jul
TRE acata e retira nome de Moema da lista de impugnados
Postado por: Letícia Oliveira / 10:16h

A Justiça Eleitoral acatou pedido de liminar e determinou que a Procuradoria Regional retire o nome da ex-prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho, candidata a deputada federal, da lista de inelegíveis por conta rejeitada publicada no site do órgão. Na decisão, o juiz Cláudio Césare Braga Pereira considera o argumento da defesa de que a ex-prefeita teve todas as suas contas aprovadas pelo TCM e a inclusão do nome em lista de candidatos impugnados prejudica a campanha da candidata, “uma vez que outras páginas da internet estão reproduzindo a informação inverídica, fazendo com que esta circule por todo o Estado”. Na Ação Cautelar, o advogado de defesa destaca que a ex-prefeita foi condenada pelo TCM em Termo de Ocorrência, o que é diferente de ter contas rejeitadas. “A publicação da PRE é inverídica, pois as contas das gestões da candidata foram aprovadas pela Corte de Contas”, argui. (Política Livre)

Comente agora
24
Jul
Petista diz que é "tocador de obras"
Postado por: Anacley Souza / 10:05h

Tentando se apresentar como um "tocador de obras", o deputado Rui Costa (PT), candidato da base governista, prometeu concluir e ampliar os projetos de infraestrutura planejados ou iniciados nos últimos anos. Rui procurou se colocar em contraposição ao ex-governador Paulo Souto (DEM), seu principal adversários na disputa deste ano. "Eu tenho esse perfil, de um tocador de obras. O governo Wagner fez muita coisa na área de infraestrutura, mas pergunto, qual foi a grande obra estruturante apresentada pelo ex-governador no período em que esteve à frente do estado?", questionou Costa durante uma palestra, ontem, para membros do Lide - Grupo de Líderes Empresariais. Rui Costa disse que o governo petista encontrou o estado sem grandes projetos de infraestrutura. "Este estado passou por um longo período com pessoas sem iniciativa à frente. Paulo Souto nunca procurou o governo federal para cobrar a realização de grandes projetos de infraestrutura", destacou. Como exemplo de sucesso nos últimos anos, o candidato destacou a recuperação da malha rodoviária na Bahia, além dos projetos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e a construção do Porto Sul. A ferrovia, segundo Costa, estaria empregando 10 mil pessoas atualmente e o porto teria a previsão de receber a licença de instalação ainda este ano. Rui Costa atribuiu o atraso no cronograma de construção do Porto Sul, projeto ao qual esteve à frente como secretário da Casa Civil, à "existência de fortes interesses externos contrários". Ainda na área de infraestrutura, ressaltou a expectativa de investir R$ 10 bilhões em mobilidade urbana.(Jornal A Tarde)

Comente agora
24
Jul
Novos partidos inibem número de postulantes
Postado por: Anacley Souza / 09:58h

A criação na atual legislatura de três partidos políticos - PSD, PROS e Solidariedade -, acabou por influenciar na redução do número de candidaturas a deputado federal de legendas que perderam integrantes para essas siglas, como o PMDB, o PSDB e o DEM. O caso que mais chama a atenção é o do PMDB, partido que busca retomar o protagonismo perdido para o PT na Câmara e eleger o maior número de deputados neste ano. O partido lançou para a disputa 333 candidatos, 29,1%% a menos do que há quatro anos, quando disputaram o voto de deputado federal 430 postulantes. Outros partidos que integraram a base aliada da presidente Dilma Rousseff também diminuíram o número de candidatos. O PTB caiu de 338 para 253 (36%); PP de 239 para 180 (33%) e PDT foi 320 para 310 (3%). Presidente do PMDB durante a montagem das alianças nacional e regionais, o senador Valdir Raupp (RO) diz que o nascimento de novos partidos a cada instante ameaça o futuro da política no País, jogando-a num estado anárquico que prejudica todas as legendas. O PMDB foi uma das vítimas dos novos partidos que surgiram depois de 2010. Minguou tanto em tamanho quanto em número de candidatos. Por outro lado, houve partidos aliados que aumentaram o número de candidatos, caso do PT, que lançou 373 postulantes à Câmara na eleição passada e desta vez apresentaram 390 (4,5%).

Comente agora
24
Jul
Em período eleitoral, criador do 'Dilma Bolada' tira página do ar
Postado por: Anacley Souza / 08:25h

Um dos personagens fake mais famoso do mundo político brasileiro, está fora do ar. A página 'Dilma Bolada', foi desativada por Jeferson Monteiro, responsável pela atualização do perfil. Ao tentar acessar o perfil da página, o leitor é redirecionado à página principal do Facebook. O que indica que a página não foi apagada, e sim tirada do ar temporariamente. Essa explicação também foi afirmada por Jeferson em seu perfil particular. "Pra todos que estão perguntando: tirei a Dilma Bolada do ar, ok?". Em outro recado ele afirma que não atenderá a imprensa. "Olha, eu não vou atender a Imprensa. Não adianta ligar, eu já disse que não tinha drama e que apenas tirei a página do ar. Não a excluí. Relaxa, galera!" No entanto, a conta do Twitter ainda é mantida e atualizada por Jeferson. A última atualização foi feita na tarde desta quarta-feira (23). "Enquanto tem gente preocupada com meu Facebook, eu estou aqui trabalhando. Bjs", postou. Página será desativada (Foto: Reprodução) No começo do ano, Jeferson afirmou que faria isso em razão ao período eleitoral. Jeferson ainda disse que temia que a brincadeira à presidente Dilma Rousseff fosse alvo.

Comente agora
24
Jul
Eleições Bahia: Veja agenda dos candidatos ao governo desta quinta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:27h

Os candidatos ao Palácio de Ondina possuem agendas diversas para esta quinta-feira (24). Lídice da Mata (PSB), da coligação "Um Novo Caminho para a Bahia", participa de entrevistas às rádios Band News e Excelsior pela manhã e, às 15h, viaja para Ilhéus, no sul do estado, para participar do Festival do Chocolate. Paulo Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, e Marcos Mendes (PSOL) aproveitam o dia para se reunir com suas coordenações de campanha. Renata Mallet (PSTU) grava programas de rádio pela manhã e, pela tarde, também se reúne com sua equipe. Rogério Tadeu da Luz (PRTB) dá entrevista à rádio Sucesso, de Camaçari, e à tarde se encontra com líderes locais antes de encontrar seu assessores. Rui Costa (PT), da coligação "Pra Bahia Mudar Mais", também aproveita a manhã para se encontrar com políticos e lideranças. Pela tarde, participa de caminhada no bairro de Pau da Lima, em Salvador. (BN/Foto: Evilásio Júnior/Bahia Notícias)

Comente agora
24
Jul
Ex-secretário de Comunicação diz que pesquisa Ibope/TV Bahia é uma 'ibopiada'
Postado por: Anacley Souza / 07:15h

O ex-secretário de Comunicação do governo da Bahia e candidato a deputado federal pelo PT, Robinson Almeida, criticou o resultado da pesquisa Ibope encomendada pela TV Bahia. Almeida disse que a pesquisa é uma "ibopiada". "É muito estranho o resultado da pesquisa de intenção de voto para o governo da Bahia feito pelo Ibope. Parece uma piada. Dois meses depois da sua primeira consulta, com inúmeros fatos políticos de fortalecimento da campanha de Rui, os números do Ibope ficaram congelados. Esse instituto é campeão de erros na Bahia. Essa pesquisa parece uma ibopiada", disse.(Bahia Notícias)

Comente agora
24
Jul
Após denúncias de Tadeu, presidente da AL rebate: “O ex-deputado e ex-capitão tem inveja de mim, ele atira pedras em árvore que dá frutos”
Postado por: Anacley Souza / 00:18h

A temperatura subiu entre o deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da AL-BA (Assembleia Legislativa da Bahia), e o então ex-deputado estadual Capitão Tadeu (PSB). Depois de perder o mandato por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tadeu disse em entrevista a Recôncavo FM na última terça-feira (22) que o PT tinha tomado conta do Judiciário e disparou pesado contra Nilo, afirmando que este por sua vez chefiava a Justiça na Bahia. Rebatendo a afirmativa do ex-deputado, o presidente afiançou aos repórteres Ney Bacceli e Marcus Augusto do programa Acorda Cidade da Recôncavo FM que não aceita ouvir mais acusações infundadas da parte do socialista. Veja abaixo a entrevista completa:

Ney Bacceli: A respeito das informações prestadas a Recôncavo FM por parte do Capitão Tadeu de que a cassação de seu mandado teria partido de uma decisão pessoal do presidente da AL-BA, como o senhor rebate estas acusações?

Marcelo Nilo: Já afirmei uma vez e reafirmo, irei processá-lo. Ele ultrapassou os limites do debate eleitoral. Quem afastou o então ex-deputado Tadeu foi o Tribunal Superior Eleitoral, eu apenas cumpri a decisão. Decisão judicial não se discute, se cumpre; agora o ex-deputado ficou três anos em um cargo que não era dele. Como fui ofendido, mais de uma vez, também nesta emissora, irei contatar um advogado e moverei uma ação contra ele.

Marcus Augusto: O ex-deputado diz ter provas no MP (Ministério Público) que o senhor faz uso de homens da PM em sua segurança particular, enquanto a população padece com a falta de policiamento. Essas afirmações de Tadeu são verdadeiras?

Marcelo Nilo: Ele está tão desesperado que atira pedras em árvores que dá frutos. Porque não bate em mandacarus? Eu sou presidente da AL-BA e como tal necessito de escolta e o uso de policiais a meu serviço é apenas enquanto dirijo uma entidade, quando deixar é outra coisa. A Lei me obriga a andar com segurança sob pena de ser processado. Não é o cidadão Marcelo Nilo e sim o presidente de uma entidade. O ex-deputado está nervoso com a ação do TSE e tenta acusar pessoas de bem. Ele quis fazer uma aposta de meu mandato contra o dele e é onde sai perdendo já que não tem mandato algum enquanto eu, luto pelo povo.

Ney: Tadeu disse que o senhor pode entrar com quantos processos quiser, pois já quem tem o controle da Justiça na Bahia é o presidente da AL-BA. Com base nesta afirmação do capitão Tadeu o que o senhor tem a dizer?

Comente agora
23
Jul
Ibope: Paulo Souto tem 42%, Lídice 11% e Rui Costa 8%
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:45h

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (23) mostra Paulo Souto (DEM) com 42% das intenções de voto para governador do estado da Bahia. Em seguida, aparecem Lídice da Mata (PSB) com 11%, Rui Costa (PT) com 8%, Da Luz (PRTB) com 2%, e Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia.

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor: 

  1. Paulo Souto (DEM): 42%
  2. Lídice da Mata (PSB): 11%
  3. Rui Costa (PT): 8%
  4. Da Luz (PRTB): 2%
  5. Marcos Mendes (PSOL): 1%
  6. Renata Mallet (PSTU): 1%
  7. Brancos e nulos: 18%
  8. Indecisos: 17% 

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00006/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00237/2014. 

Rejeição

4 comentários
23
Jul
Site da campanha de Aécio Neves é hackeado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:33h

Um site da campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB) foi hackeado nesta quarta-feira (23) pelo grupo Anonymous. A página Conversa com Brasileiros, lançada em maio de 2013 pelo PSDB, passou a figurar a mensagem: “Então quer dizer que o senhor Aécio Neves apoia a repressão contra os protestos populares? Ainda bem que políticos como ele jamais governará [sic] este país!”. O título da página faz referência ao Twitter @AnonManifest, que publicou mensagem a respeito em conta na rede social. “Aécio Neves diz que apoia prisões ilegais de ativistas no Rio e tem site de campanha de invadido. www.conversacombrasileiros.com.br É simples.;)”. No último dia 15, foi ao ar um novo site de campanha do senador mineiro.

PRISÕES

Comente agora
23
Jul
Ex-prefeito de Sento Sé é punido por irregularidades em repasses
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:31h

O ex-prefeito de Sento Sé, Juvenilson Passos do Santos, foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta quarta-feira (23), devido a irregularidade na prestação dos recursos repassados a entidades civis, durante o exercício financeiro de 2007. O conselheiro relator, Paolo Marconi, determinou que o ex-prefeito devolva ao erário o valor de R$6.200,00, além de aplicar multa de R$ 1 mil, em relação as irregularidades comprovadas no repasse à Escola Núcleo São Francisco, bem como o ressarcimento de R$3 mil e outra sanção de R$1 mil, devido as falhas identificadas nos recursos transferidos para a Escola Núcleo Vereador Luís Antônio dos Reis. A relatoria identificou a ausência do extrato bancário original da conta das entidades, dos comprovantes de despesas realizadas, do demonstrativo financeiro e do parecer do órgão de controle interno. (Bocão News)

Comente agora
23
Jul
Criador de 'Dilma Bolada' tira perfil do Facebook do ar
Postado por: Letícia Oliveira / 17:31h

O autor do principal personagem satírico da presidente Dilma Rousseff na internet, Jeferson Monteiro, anunciou nesta quarta-feira (23) pelo Facebook que tirou o ar o perfil da "Dilma Bolada". Ele disse que vai explicar depois o motivo. "Pra todos que estão perguntando: tirei a Dilma Bolada do ar, ok? Sem drama e sem mimimi [...] Eu falei sem drama justamente porque vou explicar depois. Só avisei porque tinha um monte de gente perguntando", postou no Facebook. O perfil satírico de Dilma na rede social estava fora do ar na tarde desta quarta. O G1 tentou contato com Monteiro, mas não tinha conseguido até a publicação desta reportagem. Depois, ele postou: "Olha, eu não vou atender a Imprensa. Não adianta ligar, eu já disse que não tinha drama e que apenas tirei a página do ar. Não a excluí. Relaxa, galera! — se sentindo impaciente." O perfil no Twitter de "Dilma Bolada" está funcionando normalmente. "Enquanto tem gente preocupada com meu Facebook, eu estou aqui trabalhando. Bjs", postou ele no perfil às 16h49.

Comente agora
23
Jul
Justiça Eleitoral já concedeu registro a mais de 900 candidatos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:00h

A Justiça Eleitoral já concedeu registro a 921 candidatos que vão disputar as eleições de outubro. A informação faz parte do balanço parcial divulgado hoje (23) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base no sistema de candidaturas da Justiça Eleitoral, que recebeu 24,9 mil pedidos de registro em todo o país para os cargos de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República. O prazo para solicitação do registro de candidatura terminou no dia 5 deste mês, e os juízes eleitorais têm 21 de agosto para conceder os registros. Segundo o levantamento, 194 candidatos foram considerados inaptos e tiveram o registro negado. Os motivos são a falta do preenchimento dos requisitos legais, a rejeição das contas referentes ao período em que ocuparam cargo público ou renúncia à candidatura. Esses candidatos podem recorrer das decisões. O cargo com mais tem candidatos inaptos é deputado estadual (105), seguido por deputado federal (65). Dos 11 pedidos de registro para concorrer à Presidência da República nenhum foi julgado pelo TSE, devido ao recesso na corte.

Comente agora
23
Jul
Dilma decide criar comitê evangélico para sua campanha
Postado por: Anacley Souza / 12:50h

Em reunião com presidentes dos nove partidos que integram a aliança pela reeleição da presidente Dilma, na terça-feira à noite, no Palácio do Alvorada, foi definida a criação de um comitê evangélico. Ele será organizado pelos presidentes do PRB, Marcos Pereira, do PSD, Gilberto Kassab, e do PROS, Eurípedes Júnior. A decisão foi tomada após Pereira reclamar com Dilma e com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) da falta de interlocução do governo com os pastores evangélicos. Ele relatou que há muita resistência dos fiéis à reeleição de Dilma por causa da defesa pelo PT e pelo governo de temas desprezados pelo segmento, citando o aborto. A presidente disse ao dirigente que sua gestão não mudou nenhuma lei com relação ao tema e que isso deve ser esclarecido aos fiéis. Ficou acertado que ela se reunirá com pastores, além da criação do comitê. Henrique Alves defende neutralidade nos palanques com disputas entre PMDB e PT Os presidentes dos partidos reclamaram de estarem alijados das decisões da campanha.  Somos tratados como os primos pobres, disse o presidente do PDT, Carlos Lupi. A partir das reclamações, foram definidas algumas formas de participação dos aliados na campanha. Dilma propôs reuniões semanais até o começo da propaganda eleitoral no rádio, que se inicia dia 19 de agosto. Depois desta data, elas passarão a ser quinzenais.

Comente agora
23
Jul
Paulo Souto tem maior patrimônio; Da Luz declara menor valor em bens
Postado por: Anacley Souza / 12:16h

Paulo Souto (DEM) tem o maior patrimônio declarado entre os seis candidatos ao cargo de governador da Bahia, R$ 1.543.816,62 -, segundo informado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no registro de candidaturas. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) informou a menor quantidade de bens, R$ 31.500,00, referente a uma caminhonete e cotas em empresa. No patrimônio do democrata, constam propriedades, entre imóveis e fazendas, em Salvador, Litoral Norte, Vera Cruz, Canavieiras, Santa Luzia e Mascote, além de cota em empresa de radiodifusão, aplicações bancárias e um carro no valor de R$ 33.011,33. Lídice da Mata (PSB) tem o segundo maior patrimônio, somando R$ 567.567,78. Ela declarou um apartamento no bairro da Barra, um carro, aplicações e ações. Marcos Mendes (PSOL) aparece na terceira posição, com R$ 315.000,00, referentes a um apartamento e um carro. Rui Costa declarou bens que totalizam R$ 189.544,79. Há um apartamento, aplicações e ações. Renata Mallet (PSTU), que declarou R$ 170 mil, afirma ter uma caminhonete e cotas de empresa. Nenhum dos candidatos na Bahia está na lista dos 20 postulantes ao cargo com maior valor de patrimônio dentre os 169 candidatos a governador dos 26 estados e Distrito Federa. As informações sobre patrimônio dos políticos fazem parte das declaração entregue por partidos e coligações à Justiça Eleitoral para registro das candidaturas. O Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA) indica que não há fiscalização do patrimônio informado pelos candidatos por parte do órgão e que, geralmente, eles declaram os mesmos bens inseridos na declaração do Imposto de Renda. (Globo)

Um comentário
23
Jul
Governo suspende mudança na cota de importação para beneficiar senadora petista
Postado por: Anacley Souza / 10:52h

Para evitar prejuízos à candidatura da senadora petista Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná, o Palácio do Planalto decidiu revogar uma portaria que reduzia de 300 dólares para 150 dólares a cota de importação livre de imposto a que cada pessoa tem direito ao entrar no país por via terrestre, fluvial e lacustre. A medida teria reflexos negativos no eleitor e poderia atrapalhar os planos da senadora na disputa com o governador Beto Richa (PSDB), que tenta a reeleição, e o senador Roberto Requião (PMDB). A avaliação é de que, com a redução da cota, publicada no Diário Oficial de segunda-feira, o nome de Gleisi poderia ser associado a prejuízos a comerciantes do Paraná, especialmente em Foz do Iguaçu, cidade com quase 200 mil eleitores. Gleisi foi ministra da Casa Civil até o fim de março e toda portaria passa, obrigatoriamente, pela Pasta. A grande maioria dos produtos que chegam ao Brasil pelas fronteiras vem de Ciudad del Este, no Paraguai, vizinha de Foz. Como a senadora estava em Assunção desde a segunda-feira, em um evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere paraguaia, ela ouviu muitas reclamações de políticos e empresários contra a portaria. Eles alegaram que teriam muitos prejuízos. Gleisi prometeu agir. Logo que o dia amanheceu, na terça-feira, ela ligou para o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e para o ministro interino da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli, e falou sobre a impropriedade da medida. Por intermédio da assessoria, Mercadante confirmou que recebeu a ligação de Gleisi e que deu a ela o recado de que o governo recuaria.

Comente agora
23
Jul
Com 42 candidatos por vaga de deputado, DF tem eleição mais disputada do país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:42h

Com 24 vagas para deputados distritais e 1.003 candidatos, o Distrito Federal terá a disputa mais acirrada do país em outubro deste ano. São 42 candidatos por vaga. O número é bem mais alto que a média nacional destas eleições, em que 24,9 mil pessoas disputarão 1,7 mil cargos - uma concorrência de 14,6. Os deputados distritais acumulam as competências legislativas tanto do estado, como os deputados estaduais, quanto dos municípios, como os vereadores. Eles legislam na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que fica em Brasília, sede do governo. A segunda disputa mais concorrida do país será para deputado estadual no Rio de Janeiro, com 28 candidatos por vaga, seguida pela dos deputados estaduais no Amazonas (26). Na média nacional, são 16,2 mil pessoas disputando 1.035 cargos de deputado estadual - concorrência de 16 pessoas por vaga. Os pleitos com as menores taxas de competição são para senador (7) e governador (6). (G1)

Comente agora
23
Jul
Dilma se reúne com aliados e prega otimismo com economia
Postado por: Anacley Souza / 08:52h

A Presidente Dilma Rousseff tentou disseminar otimismo em relação à economia na primeira reunião com os presidentes de partidos que compõem sua aliança para a reeleição em outubro, realizada nesta terça-feira no Palácio da Alvorada. Segundo relato dos líderes presentes, Dilma ressaltou que, apesar das dificuldades da economia mundial, no Brasil ainda há geração de novos empregos, a renda continua subindo e esses fatores são mais importantes do que o baixo crescimento econômico. "Nós estamos vivendo num momento de crise mundial e comparados a outros países, o Brasil ainda está melhor, e isso será dito durante a campanha", afirmou o presidente do PCdoB, Renato Rabelo. Na saída do encontro, que durou aproximadamente duas horas, o vice-presidente da República, Michel Temer, tentou afastar os prognósticos de alguns economistas que acreditam em uma possível recessão técnica no País. "Isso foi discutido, a questão da economia, e a marca foi de otimismo. Se não vamos ter PIB extraordinário, também não teremos PIB negativo", afirmou ele. Nesta terça-feira, o governo reduziu suas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 para 1,8%, ante 2,5%. No mercado, já há estimativas de crescimento abaixo de 1%. Rabelo também falou que os aliados não acreditam na possibilidade de recessão, e foi traçado um quadro bastante otimista em relação à economia durante a reunião, inclusive por Dilma.

Comente agora
23
Jul
Prisco é proibido de ficar à frente da própria campanha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:20h

Há menos de três meses das eleições de 2014, o vereador soldado Prisco teve negado o pedido judicial de estar na frente da própria campanha. Ontem, foi indeferido o pedido de relaxamento de restrições judiciais impostas pela 17ª Vara Federal. Com a decisão, o vereador soldado Prisco é um único candidato em território nacional que não poderá estar à frente da própria campanha. “Ainda não posso deixar a capital baiana, apesar de concorrer a cargo que abrange todo território baiano; ainda não posso me reunir com policiais militares, categoria com a qual sempre batalhei por melhorias e por isso mesmo sofro perseguição política; ainda não posso discutir melhorias com as associações e entidades de defesa da categoria”, reclamou o vereador soldado Prisco. A advogada do vereador, Marcele Maron, vai recorrer da decisão com base em direitos constitucionais. “Trata-se de perda dos direitos políticos que ocorre de forma velada.

Comente agora
23
Jul
Em quatro anos, número de candidatos sem ensino fundamental quase dobra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:11h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 254 candidatos nas eleições de outubro deste ano não completaram o ensino fundamental. O número quase dobrou em relação ao processo eleitoral de quatro anos atrás, quando foi de 132. Do total, 182 são postulantes que concorrem a vagas de deputado estadual e 65 ao cargo de deputado federal. Somente um é candidato ao Senado. Em contrapartida ao número dos que sabem apenas ler e escrever, quase 46% declarou ter ensino superior completo. No caso de ensino completo, o maior percentual está entre os que disputam a vaga de vice-presidente -- 100% dos candidatos. Dos candidatos à Presidência da República, nove concluíram a faculdade, não fazendo parte deste número apenas José Maria de Almeida (PSTU), que não concluiu o ensino médio, e Levy Fidelix (PRTB), que tem ensino superior incompleto. (Metro1)

Comente agora
23
Jul
Eleições terão mais de 200 candidatos sem ensino básico
Postado por: Anacley Souza / 07:49h

A exemplo do deputado federal Tiririca (PR-SP), que concorre à reeleição, outros 253 candidatos nas eleições deste ano declararam saber apenas ler e escrever - ou seja, que não completaram nem sequer o ensino fundamental. O número representa 1,02% do total de 24.899 candidatos à Presidência da República, governos estaduais, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas. Em 2010, a votação de Tiririca foi a maior do país: 1,3 milhão de votos. Eleito a partir de uma campanha baseada no humor, ele provocou polêmica ao divulgar sua candidatura usando o bordão "pior que está não fica", numa referência à imagem do Congresso. Também precisou lidar com a suspeita de que seria analfabeto, condição vetada a candidatos. Depois de eleito, foi submetido a um teste de alfabetização no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo e passou. No ano em que Tiririca foi eleito, 132 (0,586%) dos 22.538 candidatos declararam saber apenas ler e escrever. Os analfabetos são considerados inelegíveis no Brasil. Para disputar um cargo eletivo, é preciso pelo menos saber ler e escrever. De acordo com as estatísticas do TSE, o maior percentual de candidatos nessa condição está entre postulantes a deputado estadual: 182 (1,12%) dos 16.235 homens e mulheres que concorrem às Assembleias Legislativas apenas leem e escrevem. (Folha)

Comente agora
22
Jul
Prefeito de Camaçari é multado pelo TCM por publicidade irregular
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:06h

Nesta terça-feira (22), o ex-prefeito de Camaçari Luiz Carlos Caetano foi multado em R$1 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios em função de irregularidade na aplicação dos recursos repassados à Associação Hospitalar e Protetora de Infância e da Maternidade de Camaçari, no exercício de 2010. O conselheiro relator, Mário Negromonte, destacou que o gestor não encaminhou no prazo estabelecido a prestação de contas da entidade, não apresentou o extrato original da conta bancária, assim como não disponibilizou comprovantes originais das despesas realizadas, dentre outras impropriedades identificadas no parecer.Na mesma sessão, o conselheiro José Alfredo Dias imputou multa de R$ 19 mil ao atual prefeito de Camaçari, Ademar Delgado das Chagas, pela realização de publicidade caracterizada como autopromocional. A denúncia apontou que o gestor agiu com verdadeiro abuso de poder, vez que se utilizou da condição de prefeito para realizar autopromoção pessoal através de recursos provenientes da própria municipalidade, bem assim de seu correligionário, o ex-prefeito Luiz Caetano. A publicação em questão foi feita em sítio de internet com a seguinte notícia: “Caetano rouba cena em festa para o Servidor Público” , com foto impressa com o gestor e o ex-prefeito. Ainda cabe recurso da decisão.

Comente agora
22
Jul
Dilma tem 38% e Aécio, 22%, aponta pesquisa Ibope
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:02h

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e Campos com 10%. Na pesquisa desta terça, Dilma, com 38%, tem um ponto percentual a mais que a soma de todos os outros candidatos (37%). Por isso, de acordo com o instituto, não está definido se haverá segundo turno. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, alcançou 3% das intenções de voto, mesmo percentual do levantamento anterior. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope após o registro das 11 candidaturas a presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 5. Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os candidatos que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um):

- Dilma Rousseff (PT): 38%
- Aécio Neves (PSDB): 22%
- Eduardo Campos (PSB): 8%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%


Comente agora
22
Jul
Ex-prefeito de Maraú tem contas reprovadas pelo TCM
Postado por: Letícia Oliveira / 17:51h

O ex-prefeito de Maraú, Antônio Silva Santos, teve suas contas do exercício de 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (22). O conselheiro José Alfredo Dias, relator do processo, determinou que seja promovida representação junto ao Ministério Público contra o gestor, em função das graves irregularidades praticadas. O ex-prefeito encerrou sua administração com três contas reprovadas. A relatoria imputou multa de R$40 mil pelas irregularidades remanescentes no parecer e determinou a restituição aos cofres públicos pelo ex-prefeito do expressivo montante de R$8.455.207,7, sendo R$6.473.645,26 pela ausência de comprovação da aplicação de repasses do governos federal e estadual; R$1.836.581,03 relativos a não contatação da efetiva ocorrência de pagamento de folhas de servidores; R$91.479,59 por não comprovar despesas realizadas; R$36.350,00 por ausência de comprovação dos gastos a título de diárias no mês de setembro; R$9.778,9 pela não apresentação de nota fiscal ou recibo de suporte para saída de recursos do erário municipal; R$4.680,00 referentes a gastos com publicidade desacompanhados da matéria veiculada; e R$2.692,92 por multas e juros indevidamente suportados pela prefeitura em face de atraso no cumprimento de obrigações. O gestor deixou de apresentar ao TCM as documentações relativas a dois meses do exercício, o que impossibilitou a análise do cumprimento dos investimentos em educação, saúde e dos recursos do Fundeb. Também não foi possível verificar o cumprimento do art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal em face da não prestação de contas dos recursos movimentados nos meses de novembro e dezembro. Ainda cabe recurso da decisão.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com