As comentadas


Boa noite , Quarta-feira, 02/09/2015








Enquete



Reflita

Blog

Política

01
Ago
Durante reunião do PT, Jaques Wagner repudia ataques ao Instituto Lula
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:58h

Aconteceu neste final de semana o encontro do Diretório Estadual do PT, com a presença do ex-governador e ministro da Defesa, Jaques Wagner, e do presidente nacional do partido, Rui Falcão. Durante o encontro, além de discutir alternativas para o cenário político nacional, o partido repudiou os ataques cometidos contra o Instituto Lula, em São Paulo. Na última sexta-feira (31), uma bomba de fabricação caseira foi arremessado dentro de um carro que estava em frente ao local onde fica a sede do instituto. Ninguém ficou ferido. Pelo Twitter, Wagner repudiou os ataques e a "campanha de intolerância que vigora" atualmente. "Não abriremos mão de defender, com todas as forças, a democracia. Os que cultivam a intolerância de classe, de cor, raça ou gênero, não vão nos intimidar. Não temos medo e seguiremos na luta. O PT seguirá na busca por mais direitos, inclusão, igualdade, mais respeito e tolerância. A democracia brasileira não admitirá retrocesso", disse o ministro. Também pelo Twitter, o presidente Rui Falcão também criticou o atentado. "Inaceitável essa escalada de ódio contra o PT. Consequência da criminalização proporcionada por alguns setores da sociedade", afirmou ele. (Metro)

Comente agora
01
Ago
Governo brasileiro trabalha em projeto para redução de efeito estufa
Postado por: Ionara Peixoto / 16:56h

O governo brasileiro tem trabalhado na elaboração do projeto que será encaminhado ao secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21) até 1º de outubro. Segundo a Agência Brasil, a data foi definida como prazo final para a apresentação das propostas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) pelos países que fazem parte da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). O diretor do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Adriano Santiago, disse que, embora houvesse uma chamada para que os países que tivessem condições encaminhassem seus relatórios até o primeiro trimestre deste ano, o Brasil mantém o prazo de 1º de outubro "para trabalhar com calma e apresentar números realmente consistentes". Santiago lembrou que na Conferência de Varsóvia, em 2013, o governo brasileiro sugeriu que a formulação da contribuição nacional fosse aberta também à consulta da sociedade. No ano passado, sob a coordenação do Itamaraty, foi iniciada uma série de consultas eletrônicas e presenciais que resultou no fechamento de um relatório, em abril deste ano, tornado público desde então na página do Itamaraty. A COP21 ocorrerá em Paris, França, entre 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano.(BN)

Comente agora
01
Ago
'Diálogo é encontrar unidade na diversidade', diz Dilma sobre Dialoga Brasil
Postado por: Ionara Peixoto / 16:20h

Quatro dias após o lançamento da plataforma digital Dialoga Brasil, a presidente Dilma Rousseff escreveu, neste sábado (1º), em sua página do Facebook, que "diálogo é encontrar unidade na diversidade". O novo canal de comunicação do tem o objetivo de ampliar a participação da sociedade na elaboração de programas do governo. "Esta semana lançamos o Dialoga Brasil, uma plataforma digital de participação que permite a qualquer brasileira ou brasileiro, de qualquer idade e de qualquer cidade do nosso imenso e diverso País, falar diretamente com o governo e apresentar ideias e propostas para melhorar nossas ações e programas. Quando todos participam, o País fica melhor", escreveu a presidente.(Bn)

Comente agora
01
Ago
Conselho arquiva reclamação contra procurador que quer investigar Lula
Postado por: Ionara Peixoto / 14:02h

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) arquivou nessa sexta-feira (31.07) a reclamação disciplinar para apurar a conduta do procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, da Procuradoria da República no Distrito Federal.Mendes Furtado é responsável pela abertura de procedimento investigativo criminal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposto tráfico de influência.Segundo o procedimento investigatório criminal aberto no último dia 8, o ex-presidente “teria obtido vantagens econômicas da Empreiteira Odebrecht, a pretexto de influir em atos praticados por agentes públicos estrangeiros, notadamente dos governos da República Dominicana e de Cuba, em relação a obras financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por agentes públicos federais brasileiros”.De acordo com decisão do corregedor Alessandro Tramujas Assad, Furtado não cometeu falta funcional.

Comente agora
01
Ago
Cunha determina que Câmara acione Catta Preta na Justiça
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:45h

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou que determinará à Procuradoria Parlamentar da Casa que acione a advogada Beatriz Catta Preta na Justiça. Será feita uma interpelação judicial para que a advogada esclareça que tipo de ameaça teria sofrido da CPI da Petrobras. “A sua acusação atinge a CPI como um todo e a Câmara como um todo, devendo ela esclarecer ou ser responsabilizada por isso. Determinarei a Procuradoria Parlamentar da Câmara que ingresse com a interpelação judicial semana que vem, independente da CPI”, afirmou Cunha em sua conta no Twitter. Ele afirmou ainda ser uma obrigação da Câmara cobrar que Catta Preta esclareça as ameaças. Será pedido que ela informe por meio da interpelação judicial que ameaças sofreu e quem foi o autor. Catta Preta anunciou que abandonou a advocacia, em entrevista ao Jornal Nacional da TV Globo, após ter recebido “ameaças veladas” da CPI. Ela tomou a decisão depois de ser convocada pela comissão e um de seus clientes, o lobista Júlio Camargo, ter alterado seu depoimento em delação premiada passando a acusar Cunha de receber propina de US$ 5 milhões. O presidente da Câmara nega e afirma que Camargo foi pressionado pelo Ministério Público Federal a mudar o depoimento e acusá-lo.

Comente agora
01
Ago
S. A. de Jesus: Empresa responsável pela reforma da Praça do S. Benedito abandonou a obra, diz Secretário de infraestrutura
Postado por: Ionara Peixoto / 11:38h

A requalificação da Praça do São Benedito em Santo Antônio de Jesus ainda causa muita polêmica, devido ao atraso nas obras. O secretário de infraestrutura Domingos Matos concedeu entrevista para a radio Andaiá e esclareceu que a empresa abandonou a obra, mesmo com um contrato assinado da prefeitura com a referida. “A  Praça do São Benedito é um caso de justiça”, afirmou. Segundo Matos, já há um processo aberto pela procuradoria do município. “Só estamos aguardando a tramitação do processo para que seja resolvido o impasse, se vai haver rescisão contratual ou nova licitação”, comentou. Sobre a possibilidade de haver uma abertura de licitação em caráter emergencial o mesmo ressaltou que torna-se inviável tendo em vista haver clausulas contratuais de obrigações da empresa e prefeitura. De acordo com o secretário houve o cumprimento de todos as obrigações por parte do município, sem atrasos nos pagamentos, nesse caso, a entidade terá que apresentar sua defesa em relação aos fatos.

Redação Voz da Bahia/ Ionara Peixoto

Um comentário
01
Ago
PT lidera isoladamente o ranking dos partidos mais rejeitados na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:21h

O PT aparece em dois cenários distintos quando o assunto aceitação dos partidos entre o eleitorado baiano, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado pelo colunista Jairo Costa. Segundo o estudo, a sigla lidera isoladamente o ranking das mais rejeitadas, sendo citada espontaneamente por 43,6% dos entrevistados. Logo depois aparece PSDB (8,4%), PMDB (4,2%), PV (1,6%), DEM (1,5%), PTB (1,2%) e Psol (1%), PSD (0,6%) e PDT (0,4%). As restantes somaram 1,1%. Outros 33,1% disseram não ter repulsa a nenhuma legenda. Ainda de acordo com o estudo, em outro estudo, o PT tem o maior índice de preferência dos eleitores, com 16,9%. Mesmo abalado por escândalos de corrupção, ficou à frente de PMDB e PSDB, citados por 10,8% e 10,5%, respectivamente. Os demais partidos não ultrapassaram os 3%. Os dados da pesquisa apontam ainda que 40,8% dos eleitores do estado não simpatizam com nenhum partido. Esta é a quarta e última pesquisa feita pelo instituto na Bahia em julho. Foram ouvidos 1.284 eleitores de 68 cidades, dos dias 21 a 26, com margem de erro de três pontos.

Comente agora
01
Ago
Vereadora quer instalação de dispositivos para impedir explosão de caixas eletrônicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:02h

A vereadora Kátia Alves apresentou projeto de lei esta semana que torna obrigatória a instalação de dispositivos em caixas eletrônicos que impeçam a aplicação de explosivos. “Os ataques a bancos se tornaram comuns, não apenas em Salvador, mas em toda a Bahia, aterrorizando as pessoas, sobretudo aquelas que têm o desprazer de presenciar a atuação dos bandidos”, apontou. A vereadora argumenta que além dos prejuízos às instituições financeiras, os imóveis próximos aos terminais de autoatendimento ou às agências bancárias também são comprometidos com as explosões. “A crescente utilização de explosivos demanda uma resposta imediata e eficaz do Poder Público. Por isso, é importante encontrar novas formas de coibir essa prática ilegal de consequências tão devastadoras”, afirma. De acordo com levantamento divulgado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia nesta quinta-feira (30), 140 ataques contra agências bancárias foram registrados no estado entre janeiro e julho de 2015. Deste montante, foram 88 explosões, 13 arrombamentos, 11 assaltos e 28 tentativas frustradas. Somente em julho, ocorreram seis crimes contra o sistema bancário em Salvador. (BN)

Comente agora
01
Ago
FHC diz que Dilma é "honrada" e responsabiliza Lula por escândalos
Postado por: Ionara Peixoto / 10:26h

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) eximiu a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade direta nos escândalos de corrupção que levaram o governo à mais grave crise já enfrentara pelo PT desde sua chegada ao Planalto, em 2003.Em entrevista à revista alemã "Capital", o tucano diz que a petista é "honrada" e que a responsabilidade "política" pela situação atual é do antecessor dela, Luiz Inácio Lula da Silva.

Comente agora
01
Ago
Salvador: projeto causa polêmica entre vereadores
Postado por: Ionara Peixoto / 09:48h

A proposta de criação do Dia de Conscientização Municipal Antiaborto, que tem causado polêmica na Câmara de Salvador, também gerou esta semana uma tensão entre a bancada oposicionista e o seu líder, o vereador Suíca (PT).De autoria da vereadora Cátia Rodrigues (PROS), o Projeto de Lei 111/2014 propunha inicialmente uma semana de conscientização antiborto. Com parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça no final de 2014, por "vícios formais", o projeto foi modificado e um substitutivo voltou a tramitar este ano.O objetivo da iniciativa é "multiplicar o conhecimento dos meios contraceptivos e gerar conscientização dos efeitos psicológicos e colaterais de um aborto", segundo o projeto.A matéria, no entanto, é criticada pela oposição, que protestou ao ver o texto incluído na ordem do dia da última quarta-feira, 29. O acerto era de que seriam votados no dia apenas projetos de lei que não enfrentassem resistência.(A tarde)

Comente agora
31
Jul
Ala do PT da Bahia defende que partido não encabece chapa em eleição de Salvador
Postado por: Anacley Souza / 22:48h

Com um histórico de derrotas nas eleições para a prefeitura de Salvador, uma ala do PT da Bahia passou a defender que o partido não lance um cabeça de chapa no pleito do ano que vem. Com o atual prefeito da capital, Antonio Carlos Magalhães Neto, bem avaliado, dirigentes petistas argumentam que uma composição preservaria o governador Rui Costa. Ele poderia se manter distante da campanha e não assumiria o desgaste de uma eventual nova derrota do PT. (Expresso)

Comente agora
31
Jul
Juiz prorroga por mais cinco dias prisão de almirante da Eletronuclear
Postado por: Anacley Souza / 21:56h

O juiz federal Sérgio Moro prorrogou nesta sexta-feira, 31, a prisão temporária do presidente licenciado da Eletronuclear, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, sob suspeita da Operação Lava Jato por envolvimento em esquema de propinas nas obras da Usina Angra3 - os investigadores estimam que ele recebeu pelo menos R$ 30 milhões de empreiteiras. O juiz também prorrogou a prisão temporária do presidente da Andrade Gutierrez Energia, Flávio David Barra. Os dois são alvos da Operação Radioatividade, 16.º capítulo da Lava Jato. Othon Pinheiro e Barra foram presos na manhã de terça-feira, 28, em regime temporário por cinco dias. Em relatório enviado à Justiça Federal no Paraná, base da Lava Jato, a Polícia Federal abriu mão de pedir a prorrogação da prisão do almirante e do executivo, mas a Procuradoria da República se manifestou pelo decreto da prisão preventiva de ambos. Na manifestação, os procuradores anexaram documentos que reforçam a suspeitas sobre os alvos dessa nova etapa da Lava Jato. Othon Pinheiro teria recebido propinas por meio da Aratec Engenharia e Consultoria. Rastreamento da força-tarefa da Lava Jato localizou, inicialmente, aportes de R$ 4,5 milhões no caixa da empresa controlada pelo almirante. O juiz Moro decidiu pela prorrogação da temporária de Othon Pinheiro e Flávio Barra. O magistrado da Lava Jato levou em conta o currículo do almirante, apontado como referência no setor nuclear. "Mesmo estando presentes os pressupostos e fundamentos da prisão preventiva, resolvo, em vista do histórico profissional do investigado Othon Luiz Pinheiro da Silva, com serviços relevantes prestados ao país na área de desenvolvimento da energia nuclear, e diante de sua afirmação de que poderiam ser esclarecidos, documentalmente, os serviços prestados pela Aratec que teriam justificado os aludidos repasses, resolvo, em benefício dos dois investigados, no presente momento apenas prorrogar a prisão temporária por mais cinco dias, findo os quais decidirei novamente sobre o requerimento ora apresentado pelo Ministério Público Federal."

Comente agora
31
Jul
Dono da Friboi diz só conhecer Lulinha por foto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:50h

A empresa JBS, dona da marca Friboi, há algum tempo já é a maior produtora de carne bovina e a maior processadora de proteína animal do mundo. Mas desde o ano passado, acrescentou mais um título à sua coleção de superlativos. Após um aumento de 30% nas vendas, superou a Vale para se tornar a maior empresa privada do Brasil. A diversificação geográfica e de produtos explica a resiliência à estagnação da economia brasileira, segundo o presidente da empresa, Wesley Batista. Parte das operações da JBS está nos EUA, o que significa um grande faturamento em dólar. Além disso, se a crise faz o brasileiro deixar de comer carne bovina, impulsiona o consumo de frango – também produzido pela JBS. Fundada pela família Batista em Anápolis, Goiás, a JBS tem uma história de sucesso incontestável, mas permeada por algumas polêmicas. Hoje, também é a maior doadora de campanha do país, tendo contribuído com mais de R$ 300 milhões só nas eleições de 2014. 

Comente agora
31
Jul
Dilma garante que Minha Casa, Minha vida não acabará
Postado por: Anacley Souza / 19:37h

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira que, apesar das dificuldades econômicas que o país atravessa, “não há hipótese” do Programa Minha Casa, Minha Vida acabar. Criado em 2009, o programa habitacional financia imóveis populares para famílias de baixa renda, com subsídios de até 95% do valor. Dilma participou da entrega de 2,9 mil unidades habitacionais em Maricá, no Rio de Janeiro. Ela destacou o papel do programa na geração de emprego e renda nos municípios onde os empreendimentos são construídos. A terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida deve ser anunciada neste semestre. "Ficam falando assim: 'estamos passando algumas dificuldades econômicas, o programa vai acabar'. Vou explicar para vocês por que não vai não: primeiro, porque é importante para o povo brasileiro, para aquela parte que não tinha oportunidades, para quem ninguém olhou. Mas não vai acabar também por outro motivo: porque, além de a gente construir casa, a gente cria emprego”, ressaltou. Segundo Dilma, o Programa Minha Casa, Minha Vida “faz a roda da economia girar” e é importante para a retomada do crescimento do país. "Estamos hoje no Brasil fazendo um grande esforço para o país voltar a crescer, para controlar a inflação, estamos em uma travessia; daí, a importância do Minha Casa, Minha Vida."

Comente agora
31
Jul
Pré-candidato a prefeito S. A. de Jesus: “Acredito que possa ocorrer o rompimento de Rogério com o prefeito”
Postado por: Ionara Peixoto / 18:41h

As articulações políticas em Santo Antônio de Jesus estão indo de “vento em poupa”. Mesmo faltando um ano e meio para as eleições municipais algumas coligações políticas já começaram a se formar. O pré-candidato a prefeito para 2016 Clóvis Machado (PMDB) concedeu entrevista para uma rádio local e confirmou sua pré-candidatura, "Vou prefeito desta terra querida". Machado falou sobre reunião realizada com seu partido e destacou a presença de alguns políticos que fazem parte da base aliada do grupo, como exemplo o ex-prefeito Euvaldo Rosa (sem partido). Clóvis relatou que essa reunião teve como foco ampliar as discussões sobre as possíveis chapas a serem formadas. O mesmo disse que ainda não há nenhuma definição, mas que priorizará a autonomia do vice na sua gestão.

"A saúde de Santo Antônio de Jesus está esfacelada": Clóvis ressaltou que essas desavenças políticas entre o prefeito Humberto Leite e deputado Rogério Andrade já era esperado, mais acaba trazendo coisas negativas para a cidade. “A saúde está esfacelada, há uma dificuldade na realização de cirurgias seletivas, a violência aumentou, as estradas em péssimas condições. Já esperava e acredito que possa ocorrer o rompimento de Rogério com o prefeito, isso pode vim mais cedo ou mais tarde”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia
2 comentários
31
Jul
Advogada de delatores faz papel de vítima e agora terá de dizer à CPI quem faz ameaças, diz Hugo Motta
Postado por: Ionara Peixoto / 17:33h

Em tom de voz elevado, o presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), disse nesta sexta-feira (31) que a advogada de delatores da Operação Lava Jato, Beatriz Catta Preta, precisará revelar quem estaria ameaçando-a, conforme revelou em entrevista à imprensa na quinta-feira (30).O deputado disse que a CPI não recuará de sua decisão de convocá-la a depor mesmo com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que a desobriga de falar aos deputados. Segundo Motta, a decisão favorável à advogada não era esperada mas ele disse que ela terá oportunidade de revelar na CPI quem a intimida.— Ela tem de esclarecer isso [as intimidações]. A CPI quer saber quem estaria ameaçando-a. A CPI não ameaça ninguém, mas a CPI quer saber quem a intimida já que ela diz que está sendo intimidada.O deputado ainda disse que há indícios de que Catta Preta cometeu atos ilícitos mas não disse quais teriam sido eles.

Comente agora
31
Jul
Petrobras recebe mais R$ 69 milhões desviados em esquema de propina
Postado por: Ionara Peixoto / 15:13h

A Petrobras recebeu nesta sexta-feira (31) mais R$ 69 milhões decorrentes do esquema de propina descoberto pela Operação Lava Jato. A devolução ocorreu na sede da estatal, no centro do Rio, em uma cerimônia com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine. Os recursos devolvidos equivalem a 80% de um total dos US$ 29 milhões (R$ 86,9 milhões) repatriados pelo Ministério Público Federal (MPF) da Suíça e que foram devolvidos pelo ex-gerente da estatal Pedro Barusco, em decorrência de acordo de delação premiada no âmbito das investigações em andamento. Segundo a Agência Brasil, os outros 20% referentes ao total repatriado ficarão à disposição da Polícia Federal para possíveis indenizações que vierem a surgir após a ação condenatória.

Comente agora
31
Jul
Teixeira: Depois de contas de prefeito serem aprovadas, homem joga dinheiro para cima
Postado por: Samile Macedo / 13:00h

A Câmera de Vereadores de Teixeira de Freitas, extremo sul do estado, em sessão realizada nesta quinta-feira (30), aprovou a as contas do prefeito João Bosco (PT) em referência à gestão dele de 2013. No entanto, houve protesto na Casa. Depois da votação por 16 votos a dois a favor de Bosco, manifestantes começaram a protestar na Casa. Um homem chegou a jogar notas de dinheiro falso para cima em desacordo com a posição da maioria dos legisladores de Teixeira. João Bosco já havia sido punido no dia 22 de julho pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades na contratação de serviços de auditoria em 2013. Para o caso, o TCM aplicou multa de R$ 8 mil ao gestor. Bosco ainda pode recorrer da decisão do TCM. Veja vídeo abaixo:

Comente agora
31
Jul
De novo: Franderrak Mascarenhas afirma ser pré-candidato a prefeito de S. A. de Jesus em 2016
Postado por: Samile Macedo / 09:35h

Franderrak Mascarenhas (PSOL) será pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus nas eleições de 2016. Em entrevista a uma Rádio local, Mascarenhas disse que o Partido Socialismo e Liberdade está discutindo o assunto, pois ele foi candidato ao cargo por duas vezes no município, nos anos de 2008 e 2012. “Estamos amadurecendo a ideia para mais uma vez oferecermos um nome à população santoantoniense para uma nova candidatura a gestor municipal no pleito de 2016. Essa questão está sendo avaliada internamente, mas digo que sempre disputamos as eleições para ganhar, possibilitando aos cidadãos uma mudança radical, buscando a luta pelo povo”, declarou. Segundo Franderrak alguns candidatos a prefeito que estavam ao seu lado em debates e entrevistas chegavam a fazer questionamentos quanto a situação política, pois achavam que sua equipe sempre integrava governos anteriores ,por outro lado ele explicou que seu grupo costumava fazia esse um tipo de ‘brincadeira’ com os outros grupos, mas o partido visa propor à população uma oportunidade de mudanças reais e não com os mesmos ideais de outras gestões. “Meu discurso muda conforme os anseios dos cidadãos, de cada dia melhorar a qualidade de vida do município, ajustando alguns investimentos feitos em áreas sem prioridade no quesito desenvolvimento da sociedade junto ao governo estadual. Vamos adaptar o plano de governo de acordo com as novas necessidades e avançar continuamente, mesmo nos momentos de crise temos condições de crescer, não só com festas, pois não são prioridades para os cidadãos e sim saúde, educação, esporte e mobilidade urbana. Eu espero ser apoiado pela população e sou pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus”, afirmou.

Redação: Voz da Bahia

Um comentário
31
Jul
'Jamais apertaria a mão dele por qualquer acordo, diz Datena sobre Maluf
Postado por: Anacley Souza / 00:02h

Após ser criticado pelo deputado Paulo Maluf (PP-SP), cacique do partido ao qual deve filiar-se para concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2016, o apresentador José Luiz Datena rebateu o correligionário: "É evidente que jamais apertaria a mão dele para qualquer acordo político, nem para ser presidente de time de botão". Em entrevista à rádio Gaúcha na manhã desta quinta-feira (30), Datena afirmou que respeita Maluf -ex-prefeito de São Paulo e ex-governador do Estado- "como homem", mas não "como político". O pré-candidato à prefeitura também ressaltou a perda de influência de Maluf no diretório paulista do PP: "Acho que já prestei um serviço maravilhoso para o partido, onde ele não manda mais nada". O PP é aliado do atual prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT). Durante as eleições de 2012, quando o petista foi eleito, o partido de Maluf negociou apoio a diversos candidatos, mas acabou fechando com Haddad -parceria que rendeu a foto que reúne Maluf, Haddad e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quarta (29), Maluf defendeu a parceria, e disse que o PP não deveria ter candidato próprio. "O PP elegeu Haddad e tem de apoiá-lo à reeleição", disse o deputado à Folha de S.Paulo. "Nós temos de ter o mínimo de coerência, e eu sou um homem coerente. Se nós elegemos o prefeito Fernando Haddad (PT), temos de dar o direito dele disputar um segundo mandato", disse o ex-prefeito de São Paulo. Em entrevista à Folha na semana passada, logo após confirmar que concorreria à prefeitura paulistana, Datena afirmou que nenhum partido é capaz de controlá-lo.

Comente agora
30
Jul
Deputado Sargento Isidório ressalta: “Hoje eu não queimo mais a rodinha, rosquinha. Sou servo de Deus”
Postado por: Samile Macedo / 23:48h

O deputado estadual, pastor sargento Manoel Isidório (PSC) é sempre polêmico ao usar as palavras, principalmente ao dialogar sobre o quesito homossexualidade nas novelas atuais. Em entrevista a uma rádio local de Santo Antônio de Jesus nesta quinta-feira (30), o parlamentar declarou que ataca as imoralidades praticadas pelos personagens das novelas, “homens com homens e mulheres com mulheres não fazem filhos e se continuarmos estimulando isso para onde iremos? Vamos exterminar a humanidade? O horário é impróprio para crianças e adolescentes que ainda estão em formação de conduta e personalidade. Imagine mãe tomando o marido da filha, filha dando bofetada na cara da mãe, filho mandando pai tomar naquele lugar ou dando tiro no pai e pai com arma apontada para o filho quase dois minutos em uma cena vinculada no horário de nove horas”, declarou, acrescentando que não quer ser melhor do que ninguém, mesmo sendo pastor evangélico e possui uma natureza humana.

"Não reconheço ânus como aparelho de sexo": Isidório disse ainda que geralmente as pessoas gostam de ver algumas coisas erradas, chamadas ‘sacanagens’, porém ele afirma que deveria ter horário para as crianças e adolescentes não verem esses tipos de cenas violentas, imorais e deturpadoras da conduta humana. Isidório relatou não ter problemas com gays ou lésbicas, contudo, como pastor não aprova as atitudes dos LGBTS. “Homem com homem é lobisomem, mulher com mulher é jacaré. Não reconheço ânus como aparelho de sexo, mas sim como tubo de esgoto do corpo humano. Vou dizer em qualquer lugar e não tem conversa. O homem que tirou a binga é mulher? Não, ele não é, mas apenas tirou a binga, criou uma cratera, pois vagina menstrua a cada 30 dias e esse buraco feitos nos homens não vão menstruar. A medicina não conseguirá colocar homens para serem mulheres, pois tudo o que Deus faz é perfeito, a Bíblia está dizendo que ele criou macho e fêmea. Sou contra qualquer tipo de violência, mas não aceito ‘neguinho’ vir desestruturar a família brasileira”, afirmou, ao mesmo tempo negando ser homofóbico, pois de acordo com ele essa classificação diz respeito a pessoas violentas que nutrem raiva do ser humano, perfil que não se enquadra nele, apesar de em sua infância ter sofrido abuso sexual, depois ter se tornado alcoólatra e entrado nas drogas por desobediência aos pais.

"Não queimo mais a rodinha": O pastor colocou também que todo filho desobediente aos pais só traz desgraça: “Desobedeci meu pai e minha mãe, virei viciado em drogas, bêbado e há um ditado que diz: ‘furico de bêbado não tem dono’, fui também virar gay e não deu certo, pois graças a Deus fui liberto. Hoje eu não queimo mais a rodinha, rosquinha. Sou servo de Deus, respeito todo o gay e lésbica agora nós heterossexuais temos o direito de manter a família de Deus”, declarou.

  1. Redação: Voz da Bahia
Um comentário
30
Jul
Deputado Rogério Andrade visitou o Pólo Industrial de S. A. de Jesus visando melhorias na infraestrutura
Postado por: Anacley Souza / 22:28h
Na manhã da última segunda-feira (27), o Deputado Estadual Rogério Andrade visitou o Pólo Industrial de Santo Antônio de Jesus, a convite de empresários que atuam no local, para tratar de melhorias relacionadas à infra-estrutura.  Na oportunidade, os empresários conversaram com o parlamentar sobre a falta de acostamento na BA que liga o Trevo de Amargosa ao Pólo Industrial e solicitaram uma atenção especial em relação a questão, uma vez que por ali circulam muitos funcionários, que na ausência do acostamento, precisam caminhar pela pista com grande risco de incidência de acidentes graves. Comprometido, Rogério Andrade já agendou uma audiência com o Secretário de Infra Estrutura da Bahia para tratar da questão. A audiência acontece na próxima terça-feira dia 4 de agosto, com a participação de uma comissão de empresários do Pólo.  Outro problema abordado pelo grupo foi a enorme dificuldade enfrentada pela falta de fornecimento de água da EMBASA no local. Solícito, Rogério também se comprometeu a buscar uma solução para a questão. (Informações e Fotos: Assessoria)
2 comentários
30
Jul
Quadrilha troca tiros com a polícia durante assalto a banco em Jeremoabo
Postado por: Anacley Souza / 21:59h

Um grupo de criminosos assaltou uma agência bancária no município de Jeremoabo, a 370 km da capital baiana, nesta quinta-feira (30), segundo informações da PM (Polícia Militar). A Polícia Civil da cidade afirmou que pelo menos 15 assaltantes participaram do ataque à agência do Banco do Brasil, no centro da cidade, por volta das 1h30. Durante a madrugada, o alarme disparou e a PM tentou conter a ação dos marginais, mas foi impedida. Ainda segundo a polícia, uma parte do grupo cercou a sede da companhia e trocou tiro com os militares. Ninguém ficou ferido. Os outros criminosos ficaram na agência e danificaram o cofre. A polícia não soube informar o material usado para arrombar o equipamento. O valor roubado não foi revelado.

Comente agora
30
Jul
Catta Preta encerra a carreira e diz que se sentiu ameaçada por CPI
Postado por: Anacley Souza / 21:39h

Uma semana depois de renunciar misteriosamente à defesa de réus do petrolão, a advogada Beatriz Catta Preta quebrou o silêncio. Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, ela afirmou que decidiu deixar a advocacia e atribuiu sua saída do caso à intimidação feita por integrantes da CPI da Petrobras que tentaram convocá-la para prestar depoimento. "Depois de tudo o que está acontecendo e por zelar pela minha segurança e dos meus filhos, decidi encerrar minha carreira. Eu fechei o escritório." Catta Preta não citou nomes de políticos, mas admitiu que a pressão aumentou consideravelmente depois que o lobista Julio Camargo arrastou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para o centro do escândalo. Representante da empresa Toyo Setal, Julio Camargo deu uma nova versão às autoridades na qual apontou Eduardo Cunha como destinatário de 5 milhões de dólares do propinoduto que sangrou a Petrobras. Camargo era um dos nove clientes de Catta Preta que negociaram acordos de delação premiada em troca de eventual redução da pena. O deputado nega. Mas por que só agora Julio Camargo resolveu mudar seu depoimento e complicar Eduardo Cunha? "Ele tinha medo de chegar ao presidente da Câmara", respondeu a advogada.

Comente agora
30
Jul
De 936 candidatos não eleitos na Bahia, apenas 64 contas foram aprovadas
Postado por: Anacley Souza / 20:07h

Dos 936 candidatos não eleitos que disputaram as eleições gerais no ano de 2014, 275 tiveram a prestação de contas desaprovadas, 64 aprovadas e 357 aprovadas, mas com ressalvas, mas com falhas que não comprometem a regularidade. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou as contas nesta quinta-feira (30), em Salvador. Eles disputaram as funções públicas de governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Com base no Calendário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o julgamento deve ser concluído até o dia 31 de julho pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Além dos casos julgados, outros 346 concorrentes não cumpriram com a obrigação eleitoral e as contas declaradas não foram prestadas. As contas dos candidatos eleitos foram apreciadas no final do ano passado. Antes do julgamento, as contas foram analisadas pela Coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias do Regional, com parecer do Ministério Público, através da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Quem não prestar contas, fica inadimplente com a Justiça Eleitoral sem poder retirar a certidão de quitação (documento necessário para o pedido de registro de candidatura eleitoral) por 4 anos. Os candidatos com as contas desaprovadas estão sujeitos à investigação, que será realizada pela PRE, que vai analisar se houve crime praticado nas campanhas. (G1 Bahia)

Comente agora
30
Jul
Lula iniciará viagens pelo Brasil nas próximas semanas, diz sindicalista
Postado por: Ionara Peixoto / 17:46h

Depois de se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (29) o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, disse que o petista planeja tirar do papel nas próximas semanas sua série de viagens pelo Brasil. Lula, que já pediu publicamente para a presidente Dilma Rousseff "conversar com o povo", planeja discutir a atual crise em suas viagens e levar uma mensagem de otimismo a seus interlocutores. "Ele disse que acha que há espaço para a volta do crescimento no curto prazo. Vai sair, vai debater o Brasil. Eu acho que ele vai ter muito trabalho", comentou o presidente da Força Sindical. Miguel Torres fez campanha para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014 e é aliado do deputado Paulinho da Força (SD-SP), defensor do impeachment, e fez questão de diferenciar as gestões de Lula e Dilma. "O Lula sempre foi aberto ao diálogo, a Dilma não conversa nem nas agendas positivas. Ela convida na véspera, parece que é para a gente nem ir", reclama.(Bn)

Comente agora
30
Jul
Contas do governo fecham 1º semestre no vermelho pela primeira vez em 19 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:39h

As contas do governo registraram neste ano o pior resultado para um primeiro semestre desde o início da série histórica, em 1997, segundo números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional nesta quinta-feira (30).Nos seis primeiros meses deste ano, foi registrado um déficit primário (receitas menos despesas, sem contar os juros da dívida pública) inédito de R$ 1,59 bilhão, segundo números oficiais. Em igual período do ano passado, foi registrado um superávit de R$ 17,35 bilhões. Até então, o pior resultado para o período havia ocorrido em 1998 (superávit de R$ 3,06 bilhões). Os resultados das contas públicas têm sido afetados pelo fraco comportamento da arrecadação federal, que registrou o pior desempenho para o período de janeiro a junho desde 2011. As receitas se ressentem do baixo nível de atividade econômica e, também, das desonerações de tributos efetuadas nos últimos anos justamente para tentar estimular o Produto Interno Bruto (PIB) e o nível de emprego – que não foram totalmente revertidas pelo governo federal. "Não é o resultado que gostaríamos, mas estamos trabalhando no dia a dia. Uma questão de atividade, de ciclo econômico, tem afetado nossa arrecadação. Quando a economia tem um grau de incerteza muito grande, a gente percebe que as empresas retêm um pouco sua disposição ao pagamento de impostos. E isso significa também que o nível de atividade da economia não explica por si só a queda de arrecadação", declarou o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive. (G1)

Comente agora
30
Jul
PEC quer reduzir idade mínima de trabalho para 14 anos; MPT diz que proposta é ilegal
Postado por: Ionara Peixoto / 13:30h

O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu um parecer contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2011, do deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), que pretende reduzir para 14 anos a idade mínima para trabalhar. O texto tramita na Câmara dos Deputados. O MPT afirma que, caso a proposta seja aprovada, o Brasil violará internacionais e uma cláusula pétrea da Constituição Federal (CF). A Constituição Federal de 1988 proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e qualquer trabalho a menores de 16, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. Para a representante no Rio de Janeiro da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, Sueli Bessa, a proposta representa um retrocesso social. “Essa redução é um retrocesso de direitos, com o objetivo único de precarizar as relações de trabalho”, alerta a procuradora do trabalho. Bessa afirma que a PEC representa mais um risco aos direitos sociais, juntamente com outras propostas que vem sendo apreciadas no Congresso Nacional, como a redução da maioridade penal e a ampliação irrestrita da terceirização.

Comente agora
30
Jul
Prefeito de S. A. de Jesus, chateado com pergunta sobre pré-candidatura de Rogério: “em breve ele vai responder tudo”
Postado por: Samile Macedo / 12:49h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT) esteve presente na inauguração do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) no bairro Urbis 1 e em entrevista coletiva na ocasião além de expressar sua satisfação por estar no evento e garantir que as obras de infraestrutura no bairro da Jueirana, bem como outras localidades serão iniciadas, só está sendo analisada a questão da melhora no quesito chuvas a fim de que não ocorra um desperdício dos recursos públicos, não deixou de comentar a política municipal.

Pré-candidatura de Rogério Andrade? Quando questionado ainda sobre sua relação com o deputado Rogério Andrade (PSD), onde inicialmente comentava-se a possibilidade de rompimento, depois foi discutida repactuação e agora a dúvida ainda persiste sobre o trabalho em cima da pré-candidatura do parlamentar, o prefeito respondeu: “Está virando uma psicose em Santo Antônio de Jesus. Por que não perguntam ao deputado e vem me perguntar? Eu não tenho nada contra Rogério Andrade, mais em breve ele vai responder tudo”, relatou.

  1. Redação Voz da Bahia /Samile Macedo
4 comentários
30
Jul
Campanha de Dilma pagou R$ 6 mi a gráfica sem funcionário
Postado por: Samile Macedo / 12:29h

A campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição pagou R$ 6,15 milhões a uma gráfica que não tem nenhum funcionário registrado, de acordo com informações publicadas nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. A Rede Seg Gráfica e Editora, de São Paulo, aparece como a oitava fornecedora que mais recebeu dinheiro da campanha petista no ano passado à presidência. Documentos obtidos pelo jornal apontam como presidente da gráfica o motorista Vivaldo Dias da Silva, que em 2013 recebia R$ 1.490. A situação da gráfica foi descoberta após funcionários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cruzarem informações da empresa com o banco de dados do Ministério do Trabalho. Com isso, surgiu a suspeita de que a empresa não tinha estrutura necessária para entregar os serviços pelos quais foi remunerada pelo partido. As contas da campanha da presidente Dilma foram aprovadas com ressalvas pela Justiça Eleitoral em dezembro.

Comente agora
30
Jul
Gráfica que recebeu R$ 6 mi do PT desperta suspeita da Justiça Eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

A campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição pagou R$ 6,15 milhões a uma gráfica que não tem nenhum funcionário registrado e cujos documentos apontam como presidente o motorista Vivaldo Dias da Silva, que em 2013 recebia R$ 1.490. A Rede Seg Gráfica e Editora, de São Paulo, aparece como a oitava fornecedora que mais recebeu dinheiro da campanha presidencial petista no ano passado, de acordo com os registros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Funcionários do TSE que examinaram as contas da campanha de Dilma descobriram a situação da gráfica ao cruzar as informações da empresa com o banco de dados do Ministério do Trabalho. A descoberta fez surgir a suspeita de que a gráfica não tinha a estrutura necessária para prestar os serviços pelos quais foi remunerada pelo PT. Algumas das notas da gráfica entregues pelo partido ao TSE trazem a afirmação de que a empresa produziu folders para a campanha eleitoral. As contas da presidente foram aprovadas em dezembro por unanimidade pela Justiça Eleitoral, mas com ressalvas. Por isso, o tribunal continuou analisando os casos que provocaram as ressalvas.

Comente agora
30
Jul
Líder do MST quer ser prefeito de Vitória da Conquista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:53h

Acostumado a liderar ocupações de fazendas patrocinadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Márcio Matos vai disputar a indicação do PT para ser candidato a prefeito do município de Vitória da Conquista em 2016. Ele é uma das principais lideranças do MST-BA e integrante da coordenação nacional da entidade. Ligado à tendência interna petista Esquerda Popular Socialista (EPS), o nome de Matos foi apresentado na terça-feira, 29, na reunião da executiva municipal do PT em Conquista. Conforme o PT, ele deve se desligar da direção nacional do MST até o final do ano para se dedicar à política e ao fortalecimento do partido em Conquista. O PT só deve definir o nome do candidato no próximo ano. Matos é ligado politicamente ao deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), outro líder histórico da luta pela posse da terra na Bahia. O partido governa Vitória da Conquista há 19 anos, município considerado um dos fortes redutos do partido na Bahia. (ATarde)

Comente agora
30
Jul
"A Secretaria de Saúde é uma 'mala preta'", afirma vereador sobre suposto superfaturamento em aluguel da sede
Postado por: Samile Macedo / 09:49h

A Secretária de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Laurijane Mercês declarou nesta quinta-feira que tudo ocorre com transparência no setor, inclusive no que diz respeito ao valor do aluguel da sede da Secretaria no município, que antes custava R$ 8 mil reais e agora está estimado em cerca de R$ 16 mil. Ainda segundo a Secretária todos os dados referentes à questão encontram-se no Diário Oficial do Município, porém, o vereador Uberdan Cardoso (PT) desmentiu a versão de Laurijane, pois, de acordo com ele é incompreensível o sogro da secretária possuir mais de um imóvel ligado a respectiva pasta. “Na Maria Preta há um local onde funciona o Almoxarifado da Prefeitura, depósito onde ficam os remédios, mas parece que a pessoa constrói o imóvel predestinado a alugar para a Prefeitura, portanto a questão é preocupante. Fiz um requerimento solicitando informações dessa cooperativa da Saúde de Santo Antônio de Jesus, porém nunca obtive resposta. Os vereadores de oposição conjuntamente assinaram um requerimento pedindo à secretaria uma série de justificações que nunca nos foram dadas, então não há transparência”, declarou à Rádio Andaiá FM, acrescentando que é estranho sempre alugar um prédio com o sogro da Secretária e ela ainda mencionar transparência ou situações pontuais nos postos de saúde. De acordo com o vereador, os cidadãos não passam por situações pontuais nas unidades de saúde, mas sim uma série de pontos, uma reticência nos problemas com respeito à saúde pública. “Há uma péssima gestão de saúde, péssima administração, esse apadrinhamento, essa ocupação pelo apadrinhado de políticos, o sistema Q.I. (Quem Indicou) e tudo isso compromete à assistência aos cidadãos. Não há transparência nenhuma na Secretaria de Saúde, pois a Secretaria de Saúde em Santo Antônio de Jesus é uma mala preta, eu é quem estou dizendo e quero que alguém me prove o contrário, mande as respostas aos documentos solicitados pelos vereadores de oposição da Câmara, só quero a prestação de contas, não é só colocar no Diário, pois tem até médicos que já ganharam em torno de 40 mil reais nessa cidade”, relatou.

Redação Voz da Bahia / Samile Macedo

16 comentários
30
Jul
Dilma reúne governadores em busca de apoio no Congresso
Postado por: Samile Macedo / 09:24h

Com o objetivo de propor um pacto pela governabilidade e pedir ajuda na aprovação de matérias que estarão em pauta no Congresso Nacional, a presidenta Dilma Rousseff reúne-se nesta quinta-feira (30), pela primeira vez em seu segundo mandato, com os governadores de todas as regiões do país. Com exceção do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), que será representado pela vice, Rose Modesto, os demais chefes dos Executivos estaduais e do Distrito Federal confirmaram presença no encontro. Entre os temas que estarão em pauta na Sala Suprema do Palácio do Planalto, em Brasília, a reforma do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) terá importância especial, pois uma proposta sobre o tema em vias de ser votada pelos senadores, assim que retornarem do recesso na próxima semana. Além das medidas que pretende apresentar, Dilma quer ouvir as demandas dos governadores. O encontro está marcado para as 16h. A presidenta deverá discutir as formas de recompensar os estados que terão perdas com a unificação do imposto, como a medida provisória assinada por ela neste mês criando dois fundos para este fim. Também no Senado está em discussão o projeto de lei que trata da repatriação de valores obtidos de forma ilícita no Brasil, que poderiam ser fonte de recursos para os fundos de compensação. 

Comente agora
30
Jul
Salvador: Salário de vereadores passará de R$ 15 mil para R$ 18,9 mil em 2017
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:11h

A Câmara Municipal de Salvador aprovou nesta quarta-feira, 29, um trecho do novo regimento interno com a "vinculação automática" do salário dos vereadores a 75% do vencimento dos deputados estaduais. Isso quer dizer que, no próximo reajuste da Câmara soteropolitana - que valerá a partir de 2017 - os vereadores passarão a receber R$ 18,9 mil, já que o atual subsídio dos deputados estaduais é de R$ 25,3 mil. Atualmente, um vereador da capital baiana recebe R$ 15 mil. O aumento, portanto, será de 26%. Único a votar contra o novo texto, o vereador Hilton Coelho (PSOL) afirmou não concordar com uma "situação de reajuste automático a partir da Câmara, nesse contexto de corte de salários e empregos dos trabalhadores". Responsável por conduzir a elaboração do novo regimento, o vereador Edvaldo Brito (PTB) disse que apenas adequou o texto à Constituição Federal. "Ele (Hilton) tem que reclamar dos constituintes de 88, que dizem que a Constituição é a lei maior e que qualquer norma menor que não se submeta a ela é inconstitucional", declarou Brito. Segundo a Constituição, em municípios com mais de 500 mil habitantes - o que é o caso de Salvador - os vencimentos dos vereadores corresponderão, no máximo, a 75% do que ganham os deputados estaduais, que, por sua vez, podem receber até 75% do subsídio pago aos deputados federais.

Comente agora
30
Jul
Líder do PMDB pede demissão de diretor do Banco Central
Postado por: Samile Macedo / 08:03h

A poucas horas do anúncio da reunião do Comitê de Política Econômica (Copom), o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou na tarde desta quarta-feira que o diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central (BC), Tony Volpon, merece ser demitido se não explicar o motivo de ter antecipado o voto na reunião do comitê que termina nesta quarta. A um grupo de investidores na semana passada, o diretor do BC sinalizou que votaria pela elevação da taxa básica de juros da economia, a Selic. A atitude também foi alvo de críticas do senador tucano José Serra, em artigo na edição de terça-feira da Folha de S. Paulo. "É um absurdo um cara (o diretor do BC) que vaza como vai votar antes da reunião do Copom", disse Eunício. Dizendo falar com o "sentimento de leigo", ele disse ter ficado em dúvida se essa nova postura de avisar o mercado sobre o que vai ocorrer é benéfica ou não para a instituição. Para o senador, contudo, essa posição pode influenciar as expectativas do mercado.

Comente agora
30
Jul
Aprovação do governador Rui Costa é 57,1%, diz pesquisa
Postado por: Samile Macedo / 07:10h

No terceiro levantamento do instituto Paraná Pesquisas junto ao eleitorado baiano, divulgado ontem, a gestão do governador Rui Costa (PT) foi avaliada positivamente por 57,1% dos entrevistados em 68 municípios espalhados por sete regiões do estado. Trata-se da primeira sondagem sobre o atual governo, sete meses após o petista assumir o cargo. De acordo com a pesquisa, 36,7% desaprovaram o governo, enquanto 6,4% não responderam. Os números indicam que, na percepção do eleitorado, há um descolamento entre as gestões de Rui Costa e Dilma Rousseff. Com a imagem abalada por escândalos de corrupção e pelas crises política e econômica, a administração da presidente foi bem avaliada por apenas 13,2% dos baianos, enquanto o índice de reprovação foi 84,4%. Percentual considerado alto para um reduto do partido. O instituto também mediu o grau de satisfação dos eleitores em relação à expectativa que tinham sobre o governo Rui Costa.Indagados se achavam a atuação do petista acima, abaixo ou dentro do que esperavam, a maioria, 55%, considerou a performance do governador igual ao imaginado. Para 19,7%, a administração é pior do que pensavam, enquanto 18,6% acreditam que ela é melhor. 

Comente agora
30
Jul
Prefeito de Itanagra é acusado de empregar 28 parentes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:48h

Não é ficção, nem mera coincidência. Em Itanagra, Região Metropolitana de Salvador, o prefeito Valdir Jesus (PSB) nomeou, desde o início da gestão, ao menos 28 parentes, de acordo com levantamento ao qual o Bocão News teve acesso. Veja a lista completa abaixo. Nesta quinta-feira (30), o cenário deveria ser de festa na cidade pelos 53 anos de fundação. No entanto, as comemorações pelo aniversário devem ficar restritas a alguns atores, tendo Didi, como o prefeito é conhecido, por protagonista. Aos figurantes, restarão protestos a partir das 9h. No topo da lista de ‘parentes-funcionários’ do prefeito, está a primeira-dama Edna Ferreira dos Santos, que acumula o cargo de secretária de Ação Social. Uma fonte do Bocão News ironizou a nomeação da esposa do prefeito. “Parece que a benevolência da prefeitura só existe mesmo com a família de Didi. A cidade está um caos”. Além de Edna, estão dez primos, noras, concunhadas e até um compadre. Em entrevista ao Bocão News, Didi afirmou não haver ilegalidade nas nomeações que, segundo ele, têm a anuência do Ministério Público estadual. “Todos os que estão na lista e não são concursados já tiveram as nomeações legalizadas pelo MP. A promotoria de Justiça disse que não tem problema nenhum quando se trata de primeiro escalão e cargos de confiança. Podem ser filhos, irmãos, qualquer pessoa”, minimizou. Mas, ao contrário do que informou o prefeito, a promotora de Justiça Luiza Amoedo disse, por meio da assessoria de comunicação do Ministério Público estadual, que existe um procedimento para apurar nomeações irregulares feitas pelo município. (Informações: Bocão News)

Um comentário
30
Jul
Advogada baiana quer impedir ‘mensagem subliminar’ da Jequiti na novela Carrossel
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:38h

Uma advogada baiana resolveu ingressar com representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o SBT em oposição a uma prática comum da emissora de Sílvio Santos: as curtas (de cerca de um segundo) inserções publicitárias de produtos da marca Jequiti durante programas do canal, consideradas como mensagens subliminares. A causídica se sentiu incomodada com o fato de sua filha, telespectadora da novela Carrossel, ser obrigada a assistir às peças sobre a empresa de cosméticos do apresentador, exibidas durante a atração. Na representação, que já virou alvo de inquérito do MP-BA, Roxana Cardoso Borges alegou que as ações publicitárias veiculadas durante a novela infanto-juvenil “desrespeitam as normas jurídicas vigentes e a condição de hipervulnerabilidade dos jovens”. Em entrevista ao Bahia Notícias, a advogada considerou as ações como abusivas e de má-fé. “Eu ingressei com a representação como mãe, não como advogada. Eu assistia à novela com minha filha, quando comecei a perceber que eles lançavam as peças publicitárias durante as cenas, sem nenhum tipo de anúncio de que aquilo é uma publicidade”, explicou.

Comente agora
30
Jul
S&P rebaixa Globo e segura Petobras e Odebrecht
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:27h

A Globo Comunicação e Participações S.A, da família Marinho, foi uma das 30 empresas que tiveram sua classificação rebaixada para negativa pela agência Standard & Poor's nesta quarta-feira 29; por meio de colunistas econômicos como Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, a Globo previu por várias vezes o rebaixamento e até a perda do grau de investimento do Brasil, que não se concretizou; já Petrobras e Odebrecht, usadas intensivamente para atacar o governo da presidente Dilma, não sofreram alteração em suas classificações; família Marinho demonstra não seguir os ensinamentos de Miriam e Sardenberg

Comente agora
30
Jul
Dilma deve vetar extensão da política do salário mínimo para todos os aposentados do INSS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:21h

A presidente Dilma Rousseff deverá vetar a extensão da política de reajuste do salário mínimo (variação do PIB de dois anos anteriores, mais a inflação) para todos os aposentados do INSS. Atualmente, quem recebe benefício acima do salário mínimo ganha apenas a reposição da inflação. O prazo para o veto, recomendado pelos Ministérios do Planejamento e da Previdência, termina nesta quarta-feira. De acordo com cálculos da Previdência, cada 1% de aumento no valor dos benefícios acima do piso traz um impacto nas despesas de R$ 2 bilhões por ano. Segundo uma fonte da equipe econômica, a atual conjuntura recomenda o veto, e o Executivo não deverá apresentar qualquer medida alternativa para esse grupo de segurados, porque eles já recebem a reposição da inflação acumulada no período — o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Além disso, qualquer proposta nova poderia ser alterada no Congresso.

Comente agora
29
Jul
Dilma sinaliza com pacote de bondades para ganhar apoio de governadores
Postado por: Anacley Souza / 23:12h

Para agradar aos governadores, o Palácio do Planalto estuda uma bondade especial aos estados. Dilma deve sinalizar que vai sancionar o projeto que trata da reindexação da dívida de estados e municípios. A matéria é reivindicada por cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que reclamam do atual indexador. Dilma deve manter também a proposta do senador José Serra (PSDB-SP) de uso dos depósitos judiciais e administrativos pelos estados. A presidente tem até 5 de agosto para sancionar ou vetar o projeto. Entre outros itens da agenda positiva que a presidente tenta apresentar aos governadores, está o projeto que unifica a alíquota de ICMS. Além disso, será defendida a medida provisória que institui o Fundo de Desenvolvimento Regional e Infraestrutura e o Fundo de Auxílio Financeiro à Convergência de Alíquotas do ICMS, que deve servir para quebrar resistência dos estados que perderão arrecadação. Em compensação, o governo pedirá apoio para barrar os projetos que aumentam os gastos públicos, como o que vincula subsídios dos servidores da AGU aos dos ministros do STF, além da manutenção dos vetos ao reajuste dos servidores do Judiciário e à mudança no fator previdenciário. Outro ponto que deixa o governo preocupado é a proposta de nova alíquota de correção do FGTS, que aumentaria de 3% para 6%. Para ganhar o apoio dos governadores, Dilma deve alertar que isso terá um impacto significativo no programa Minha Casa Minha, Minha Vida. (Globo)

Comente agora
29
Jul
Propina de Renato Duque foi roubada em assalto no Rio de Janeiro
Postado por: Anacley Souza / 21:58h

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, preso desde março na Operação Lava Jato, 'perdeu' uma propina de R$ 100 mil em 2011. Denúncia da força-tarefa do Ministério Público nesta quarta-feira, 29, aponta que o dinheiro endereçado a Duque foi roubado no centro do Rio, próximo à sede da estatal petrolífera. Os R$ 100 mil estavam em poder do executivo João Antônio Bernardi Filho, representante da empresa italiana Saipem, de serviços de petróleo. "Entre os meses de janeiro e agosto de 2011, no município do Rio de Janeiro/RJ, o denunciado João Antônio Bernardi Filho, de modo doloso, ofereceu e prometeu o pagamento de vantagem econômica indevida no valor de pelo menos R$ 100 mil ao denunciado Renato de Souza Duque", sustenta a Procuradoria. "Numa ocasião em que o pagamento seria efetivado, João Bernardi foi assaltado com R$ 100 mil em espécie, quase em frente a sede da Petrobras na centro do Rio de Janeiro." Esta é a terceira denúncia contra o ex-diretor na Operação Lava Jato. Ele é acusado de favorecer a Saipem na contratação da obra de instalação do Gasoduto Submarino de Interligação dos Campos de Lula e Cernambi. Segundo a força-tarefa, João Bernardi é representante da Saipem. Na nova denúncia Duque não está só. Também são acusados João Bernardi, a advogada Christina Maria da Silva Jorge, o empresário Antônio Carlos Briganti Bernardi - filho de João Bernardi -, e o lobista Julio Gerin de Almeida Camargo, delator da Lava Jato que declarou ter sido pressionado pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), por uma propina de US$ 5 milhões.

Comente agora
29
Jul
25 governadores confirmam presença em reunião com a Presidente Dilma
Postado por: Anacley Souza / 20:32h

A presidente Dilma Rousseff convidou os governadores de todos os estados para uma reunião na tarde desta quinta-feira (30), em Brasília. 25 governadores confirmaram presença. Também participarão do encontro o vice-presidente Michel Temer e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Nelson Barbosa (Planejamento) e Joaquim Levy (Fazenda). O texto do convite enviado aos governadores, assinado pela própria presidente, informa que o tema do encontro é "governabilidade, responsabilidade fiscal e colaboração federativa". A intenção é discutir a pauta de votações do Congresso Nacional no segundo semestre, segundo informou o Palácio do Planalto. De acordo com o Blog do Camarotti, a presidente também deve anunciar medidas que favorecem os governos estaduais. Depois de um semestre de atritos com o Executivo e de duas semanas de recesso Câmara e Senado retomam as atividades na próxima semana com a perspectiva de votação de projetos que contrariam o governo, as chamadas ‘pautas-bomba’. Entre esses projetos estão os que estabelecem redução das desonerações na folha de pagamento de empresas, o aumento do índice de correção dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de temas polêmicos como redução da maioridade e o financiamento privado de campanha. A presidente buscará mostrar aos governadores o reflexo que essas "pautas-bomba" podem ter nos estados. A equipe de articulação política de Dilma quer sensibilizar os governadores e incentivá-los a convencer deputados e senadores aliados a atuar com “responsabilidade fiscal”. (Globo)

Comente agora
29
Jul
Justiça aceita denúncia, e executivos da Andrade Gutierrez viram réus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:33h

A Justiça Federal aceitou, nesta quarta-feira (29), a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra executivos e lobistas ligados a Andrade Gutierrez, uma das maiores empreiteiras do país e investigada na Operação Lava Jato. Entre os denunciados está o presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo. Os crimes citados na ação penal são formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de capitais. O grupo foi denunciado na sexta-feira (24) pelo MP por envolvimento em um esquema de corrupção na Petrobras. Agora, Azevedo e outras 12 pessoas tornam-se réus no processo. Lobistas como Alberto Youssef e Fernando Soares, o Fernando Baiano, além de ex-diretores da Petrobras, como Paulo Roberto Costa e Renato Duque, também foram denunciados. "Portanto, há, em cognição sumária, provas documentais significativas da materialidade dos crimes, não sendo possível afirmar que a denúncia sustenta-se apenas na declaração de criminosos colaboradores", pontuou o juiz Sérgio Moro, responsável pela decisão.

Comente agora
29
Jul
Romário rebate acusações e ironiza: 'Descobri que não sou dono dos R$ 7,5 milhões'"
Postado por: Ionara Peixoto / 13:14h

Atual senador pelo Rio de Janeiro, o ex-jogador Romário rebateu as acusações de que seria dono de uma conta com R$ 7,5 milhões na Suíça. Em publicação na última sexta-feira (24), a revista Veja afirmou que Romário tem milhões não declarados à Justiça Eleitoral em 2014. Em sua conta no Facebook, o tetracampeão ironizou e disse que a "conta vai chegar"."Acabei de descobrir aqui em Genebra, na Suíça, que não sou dono dos R$ 7,5 milhões", publicou o ex-jogador no Facebook logo depois de dizer que estava "chateado". "Eu não finjo ser decente, não faço de conta ser sério e pareço ser correto. Eu sou!", escreveu Romário."Aguardem mais informações...Agora, aqueles que devem, podem começar a contar as moedinhas, porque a conta vai chegar de todas as formas", escreveu Romário. De acordo com a Veja, cerca de 2,1 milhões de francos suíços, estariam depositados no Banco BSI, na cidade de Lugano. O dinheiro seria rendimentos de uma aplicação de um ano.A revista lembrou ainsa que Romário já foi autuado em 1997, por abrir empresas e ter feito transferências de bens para as ilhas Virgens Britânicas, considerado um paraíso fiscal. Na época, o jogador atuva no Valência, da Espanha."Estou me sentindo um ganhador da Mega Sena, só que do meu próprio honesto e suado dinheiro.

Comente agora
29
Jul
Governo cria grupo para garantir acesso da mulher com deficiência ao SUS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:47h

As secretarias de Direitos Humanos, de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o Ministério da Saúde criaram hoje (29) um grupo de trabalho que vai promover ações para garantir qualidade do atendimento e o acesso de mulheres com deficiência e mobilidade reduzida aos cuidados da saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. O grupo também vai acompanhar a implementação das ações e promover a elaboração e difusão de informações voltadas ao enfrentamento do preconceito, discriminação e todos os tipos de violência institucional relacionada às mulheres com deficiência. A equipe será formada por representantes das duas secretarias e do ministério, além de membros do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Eles ainda poderão convidar representantes de órgãos e entidades, públicas e privadas, e especialistas para colaborar no cumprimento das atividades. O exercício das funções no grupo será considerado serviço público relevante e não será remunerado. O prazo máximo de duração do grupo é um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Os membros terão, então, 45 dias após o encerramento das atividades para apresentar um relatório com o resultado dos trabalhos.

Comente agora
29
Jul
Pesquisa aponta alta aprovação de Neto na prefeitura e vitória no 1º turno em 2016
Postado por: Samile Macedo / 10:37h

A gestão do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tem aprovação de 82% da população, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada pelo Correio nesta quarta-feira (29). A pesquisa aponta que, além de superar as expectativas de 58,3% dos entrevistados, Neto tem aprovação superior a 80% em quatro recortes: sexo, idade, escolaridade e classe social - a única exceção está entre pessoas das classes D e E, em que a aprovação cai para 69,6%. A faixa também é a que tem o maior índice de reprovação, com 30,4%. A pesquisa ainda aponta que Neto venceria as eleições de 2016 no primeiro turno, com folga, em cenários contra Nelson Pelegrino ou Jaques Wagner (ambos do PT), Lídice da Mata (PSB), Alice Portugal (PCdoB) e Antônio Brito (PTB). O grau de confiança da pesquisa é de 95%. (BN)

Comente agora
29
Jul
Marcelo Nilo pretende eleger 50 prefeitos pelo PL nas próximas eleições
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:04h

Com previsão para ser criado até o dia 20 de agosto, o Partido Liberal (PL) tem em seu articulador, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), um entusiasta. Ele conseguiu angariar 65 mil assinaturas, mas apenas 11 mil foram validadas, devido a greve no Judiciário. Nilo acredita que conseguirá eleger 50 prefeitos. A tendência é que Nilo seja o presidente do partido no estado, que já tem nove deputados estaduais na lista, além dos prefeitos que seguem os parlamentares. “O PL já nasce forte na Bahia. Óbvio que os prefeitos ligados aos deputados também irão. Creio que até dia 20 de agosto já esteja criado. Em torno de 50 prefeitos entrarão no partido, mas nas eleições no próximo ano quero eleger 50 prefeitos”, disse em entrevista ao site Bocão News nesta terça-feira (28). (Metro1)

Comente agora
29
Jul
Cunha pauta análise de contas de Itamar, FHC e Lula para a volta do recesso da Câmara
Postado por: Samile Macedo / 09:10h

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já preparou a pauta de votações da próxima semana e incluiu na programação a apreciação das contas governamentais referentes a quatro anos e que ainda não foram votadas pelo Congresso. No retorno do recesso, os deputados analisarão as contas do período de 29 de setembro a 31 de dezembro de 1992 (primeiros meses do governo Itamar Franco após o impeachment de Fernando Collor), os balanços do governo nos exercícios de 2002 (último ano do governo Fernando Henrique Cardoso), 2006 e 2008 (governo Luiz Inácio Lula da Silva). As contas já foram aprovadas pela Comissão Mista de Orçamento e estão prontas para análise do plenário da Câmara. Às vésperas de o Tribunal de Contas da União (TCU) avaliar as contas do governo Dilma Rousseff de 2014, Cunha avisou que pretende limpar a pauta e votar todas as contas do governo pendentes de análise em agosto. A última conta apreciada foi em 2002, referente ao exercício de 2001 do governo FHC. Desde que o Tribunal de Contas da União (TCU) começou a discutir as pedaladas fiscais de 2014 do governo Dilma, Cunha tem defendido que o Congresso volte a apreciar as contas do governo. 

Comente agora
28
Jul
"Que não seja surpresa"; diz prefeito de SAJ sobre ex-superintendente de trânsito na administração passada ocupar cargo em sua gestão
Postado por: Samile Macedo / 23:35h

Foram comentadas possíveis mudanças nas secretarias administrativas de Santo Antônio de Jesus, nas quais o vereador Marcos Muniz, conhecido como Chispita (PSD) iria para a Defesa Civil e Ednaldo Teles, atual coordenador do órgão e suplente na Câmara de Vereadores assumiria o lugar do edil. Também foi comentada a vinda de Edimilson Bolão, ex-superintendente de Trânsito na gestão do ex-prefeito Euvaldo Rosa. Sobre tais questões, o prefeito não descartou as opções e declarou: “onde há fumaça, há fogo. Infelizmente o cargo de Ednaldo é uma superintendência, um vereador só poderá ocupar secretarias, mas existem articulações nesse respeito. Bolão é um grande amigo nosso e de Santo Antônio de Jesus, que não seja surpresa em breve ele ocupar um cargo na administração”, disse à Rádio Andaiá FM. 

Obras da Praça Padre Mateus: As reformas da Praça Padre Mateus ainda não foram concluídas em Santo Antônio de Jesus. Prometidas inicialmente pelo gestor para terminarem nos festejos juninos, tiveram como empecilho a chuva, situação que, de acordo com o administrador, dificultou os trabalhos do empreendimento encarregado da obra. “Quando eu digo que está chovendo ninguém acredita, como se estivesse só em minha imaginação. Estamos esperando a melhoria do tempo, pois ninguém quer ficar jogando dinheiro fora, uma coisa que é difícil de ganhar, portanto temos de ter paciência, os trabalhos vão ser reiniciados e um dia a Praça Padre Mateus ficará pronta. Se não for ao final de outubro, acontecerá em novembro”, garantiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macedo
Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com