Opinião


PodCast



Enquete




Blog

Política

Ex-deputado e ex-pugilista Popó deixa PRB e se filia ao PMDB baiano
  Postado por Willyam Reis - 25/08 09:15h

O tetracampeão mundial do boxe e ex-deputado federal Acelino Popó Freitas deixou o Partido Republicano Brasileiro (PRB) e se filiou nesta quarta-feira (24) ao PMDB. Popó se elegeu deputado federal na sigla republicana em 2010, mas não conseguiu se reeleger em 2014. Segundo o ex-lutador, suas chegada ao novo partido se deve à amizade com os irmão Lúcio e Geddel Vieira Lima, deputado federal e ministro-chefe da Secretaria de Governo, respectivamente. No mesmo dia em que assinou sua filiação ao PMDB, o ex-parlamentar declarou apoio à candidata à vereador pelo partido em Salvador, Larissa Moraes. (BocaoNews)

Comente agora
Itabuna: MP pede impugnação da candidatura de Fernando Gomes (DEM)
  Postado por Willyam Reis - 25/08 07:24h

O Ministério Público Eleitoral entrou com pedido de impugnação da candidatura de Fernando Gomes (DEM). O político tenta o quinto mandato como prefeito de Itabuna, porém acumula quatro condenações no Tribunal de Contas da União (TCU) devido a irregularidades em convênios firmados com a União, o que levou o MPE a acioná-lo. O pedido será julgado pela titular da 27ª Zona Eleitoral, Rosineide Oliveira. Condenações pelo TCU podem gerar inelegibilidade, pois, ao contrário das decisões do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), não dependem de análise do legislativo para impedir candidaturas. Há cerca de dez dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que somente as câmaras teriam poder de impedir candidatura em casos de contas julgadas irregulares por tribunas locais (TCMs). Em um artigo publicado no PIMENTA na última segunda (22), Allah Góes, especialista em Direito Eleitoral, esclareceu que “em relação às contas relativas a convênios, os Tribunais de Contas Estadual (TCE) e da União (TCU) ainda têm a prerrogativa de, com uma decisão de rejeição de contas, tornar o prefeito [ou ex-prefeito] inelegível”. (ItabunaUrgente)

Comente agora
Processo de impeachment de Dilma chega à etapa final após 9 meses
  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/08 06:46h

O Senado inicia nesta quinta-feira (25) o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff. A abertura da sessão está prevista para as 9h sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também preside o processo de impedimento da presidente afastada. No primeiro momento da sessão, Lewandowski responderá às chamadas "questões de ordem" – questionamentos de senadores sobre procedimentos do julgamento e etapas do processo. Depois disso, começarão a ser ouvidas as testemunhas. São oito ao todo, duas escolhidas pela acusação e seis pela defesa. Todas elas estão isoladas, individualmente, em quartos de um hotel na região central de Brasília – sem acesso à Internet, televisão, telefone e visitas – à espera do momento em que serão interrogadas pelos senadores.

Comente agora
Dilma ensaia discurso final e participa de manifestação em Brasília
  Postado por Anacley Souza - 24/08 19:36h

A presidente afastada Dilma Rousseff passou os últimos dias estudando o processo de impeachment e vai ensaiar, nesta terça (24), seu discurso no Senado. Apenas assessores mais próximos devem participar da sessão. Mais tarde, às 19h, Dilma deve participar de uma manifestação de bancários em Brasília. Nesta reta final do processo de afastamento, Dilma, aliás, tem confidenciado a pessoas próximas que guarda grande mágoa do senador Cristovam Buarque. Ela se sente traída, já que Cristovam foi um dos 12 senadores que participaram da confecção da “Carta aos Brasileiros”. Cada um dos interlocutores interferiu e fez pedidos no documento, mas Buarque foi o que mais apresentou demandas. Ele também pediu para que a palavra golpe fosse suprimida do texto. Logo depois, Buarque anunciou publicamente seu apoio ao impeachment.

Comente agora
Ficha Limpa pode barrar 4,8 mil candidatos no País
  Postado por Anacley Souza - 24/08 19:29h

Ao menos 4.849 políticos que tentam concorrer nas eleições municipais deste ano no País podem ter os registros de candidatura impugnados por serem considerados ficha-suja perante a Justiça Eleitoral, segundo levantamento obtido pelo Estado. A análise foi feita sobre as 467.074 candidaturas já validadas pelo Tribunal Superior Eleitoral até a quinta-feira, 18.Aprovada em 2010 com o intuito de evitar que políticos condenados disputem cargos públicos, a Lei da Ficha Limpa tornou-se alvo de uma das principais polêmicas neste início de campanha eleitoral. Parte delas ocorre por uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que deu ao Legislativo a palavra final sobre a reprovação de contas de gestores públicos para fins de torná-los inelegíveis.Além da reprovação de contas, entre as irregularidades que podem enquadrar um político como ficha-suja estão condenações em segunda instância por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção peculato ou improbidade administrativa.Este último é o caso que levou uma juíza de Votorantim, no interior de São Paulo, a suspender, na quarta-feira, 17, o registro da chapa formada por Fernando de Oliveira Souza (DEM) e Eric Romero Martins (PPS), que tentam disputar os cargos de prefeito e vice da cidade. A decisão se deu por Martins possuir uma condenação, em segunda instância, por receber, de forma irregular, ajuda de custo para participar de reuniões da Câmara Municipal quando era vereador.Em 2012, na primeira vez que a regra foi aplicada na disputa para prefeito e vereador, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu quase 8 mil recursos referentes a impugnação de candidatura, sendo que aproximadamente 3 mil foram baseadas na Lei da Ficha Limpa.

Comente agora
Filha do traficante Beira-Mar é candidata a vereadora em cidade do R. de Janeiro
  Postado por Anacley Souza - 24/08 19:03h

A filha de Fernandinho Beira-Mar, um dos traficantes mais famosos do Brasil, é candidata a vereadora em Duque de Caxias, cidade na Baixada Fluminense. Beira-Mar cumpre pena na penitenciária de Mossoró (RN). Fernanda Izabel Costa (PP) declarou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que é dona de uma sala comercial na favela Parque Beira Mar, no município, e de um carro financiado, modelo Hyundai HB20. Juntos, os bens de Fernanda, que é cirurgiã-dentista, somam R$ 140 mil. Na documentação apresentada por Fernanda à Justiça Eleitoral, estão duas certidões de nada consta do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com os documentos, não há qualquer imputação penal ou criminal contra a candidata, que apresentou ainda o registro nos Conselhos Federal e Regional de Odontologia. Filiada ao PP, Fernanda é candidata pela Coligação Unidos para Renovar, composta ainda pelo PSDB.

Comente agora
Sessão do impeachment de Dilma não será anulada, decide STF
  Postado por Débora Ayane - 24/08 17:23h

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e responsável pela presidência do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, no Senado, rejeitou o pedido da defesa de Dilma requerendo anulação da sessão do impeachment, que foi realizada no último dia 10. De acordo com a Veja, o pedido questionava as regras adotadas e afirmava que houve um cerceamento da defesa durante essa fase do processo. O presidente, em sua decisão, afirmou que não cabe ao STF julgar as decisões tomadas pelo Congresso Nacional no processo de impeachment. "O STF não é, e jamais foi, instância recursal ordinária de decisões parlamentares, quando mais não seja em razão do princípio de separação dos poderes”, ressaltou Lewandowski. O ministro afirmou, ainda, que a primeira alegação da defesa, que havia questionado a divisão das questões preliminares, não trouxe prejuízo a ela, e que a prática é comum no Judiciário, inclusive no Supremo.

Comente agora
Candeias: Prefeito é denunciado por falsidade ideológica e fraude em licitação
  Postado por Débora Ayane - 24/08 15:30h

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito de Candeias, Região Metropolitana, Francisco Silva Conceição, o secretário de Saúde do município, Manoel Eduardo Farias Andrade, o empresário Nicolau Júnior e mais seis pessoas por falsidade ideológica, dispensa indevida de licitação e fraude licitatória. A denúncia integra a Operação Copérnico, que investiga o desvio de recursos públicos transferidos pela União a prefeituras municipais para a administração de serviços médicos e hospitalares em unidades de saúde. De acordo com a denúncia, Conceição e Andrade contrataram o Instituto Médico e Cardiológico da Bahia (IMCBA) para gerir, na modalidade gestão plena, o Hospital Municipal José Mário dos Santos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Posto de Saúde Luiz Viana Filho, através de dispensa de licitação. Segundo o órgão, o instituto era uma das empresas utilizadas por Nicolau Júnior para aliciar prefeitos e servidores públicos para obtenção de contratos de gestão de unidades de saúde em municípios baianos, que eram pagos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o MPF o processo de dispensa de licitação foi formalizado em quatro dias. Além disso, integrantes da comissão de licitação reconheceram que receberam parecer pronto para assinatura, atestando que a proposta de preço mais vantajosa foi apresentada pela IMCBA.

Comente agora
Aleluia participa de reunião que garante renegociação de dívidas de produtores após estiagem
  Postado por Débora Ayane - 24/08 15:10h

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) participou de reunião nesta quarta-feira (23), em Brasília, com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para discutir a renegociação de dívidas de agricultores baianos que foram afetados pela estiagem prolongada. A prorrogação do prazo de vencimento das parcelas de crédito rural vencidas, ou que vencerão ainda este ano, foi garantida pelo ministro no encontro e valerá para produtores de outros estados. “Fizemos essa ponte entre o produtor e o governo para evitar um colapso social no campo”, afirma Aleluia, que aponta como as regiões mais prejudicadas o oeste, nordeste e sul do estado. “Produtores de soja, milho e algodão estavam sob o risco de não conseguir crédito para o Plano Safra 2016/17”, alerta. Segundo o parlamentar, as chamadas “novas fronteiras”, regiões de expansão agrícola no estado, também têm sofrido com a estiagem. “Em razão disso, além dos compromissos financeiros relacionados ao custeio da lavoura, os produtores também enfrentam dificuldades em amortizar as parcelas de investimentos, relativamente elevadas, dada a necessidade de adequação de sua infraestrutura produtiva”. Na produção de algodão, a perda foi de 30%; na cultura da soja, 23%. O ministro Blairo Maggi já encaminhou o processo ao Ministério da Fazenda, para a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN) para liberar a medida. A partir da aprovação, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste renegociarão com os agricultores a prorrogação de prazo ou liquidação das dívidas com desconto referentes aos financiamentos contraídos principalmente na safra 2015/16, encerrada em junho.

Comente agora
Dados bancários de marqueteiros do PT podem ser usadas em ação para anular mandato
  Postado por Débora Ayane - 24/08 12:57h

A Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, envolvida na Operação Lava Jato, pediu autorização do Departamento de Justiça dos Estados Unidos para compartilhar informações com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a movimentação financeira dos João Santana e Mônica Moura. Os marqueteiros atuaram na campanha de Dilma Rousseff (PT) e de Michel Temer (PMDB), em 2014. As informações sobre a movimentação financeira no exterior já são utilizadas pela Lava Jato. Com a autorização, as informações podem ser utilizadas como provas em uma ação movida pelo PSDB no TSE para impugnar o mandato de Dilma e Temer. As autoridades americanas devem dar a resposta sobre o pedido em até 60 dias. Caso seja autorizado, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, poderá encaminhar as provas ao TSE. A ação, se julgada improcedente, pode impugnar até o mandato do presidente interino Michel Temer. As informações sobre a quebra de sigilo das contas da offshore Shellbil Finance, que pertence ao casal de marqueteiros, já foram compartilhadas com o Brasil em março em uma cooperação jurídica com os Estados Unidos para as investigações na Lava Jato. A movimentação financeira, realizada pelo Citibank de Nova York, não foi declarada pelo casal às autoridades brasileiras. O casal admitiu usar a conta para receber dinheiro de caixa 2 durante a campanha eleitoral em 2010. No início do ano, a Lava Jato conseguiu a quebra do sigilo da movimentação bancária, através de uma cooperação. Os marqueteiros teriam recebidos US$ 7,5 milhões de offshores utilizadas pela Odebrecht para o pagamento de propinas (US$ 3 milhões) e também de offshores utilizadas pelo lobista e operador de propinas no esquema de corrupção na Petrobrás, Zwi Skornicki (US$ 4,5 milhões). Este último recurso seria um acerto de dívida da campanha de 2010. A transferência já deu origem a duas ações penais contra o casal. Novas acusações ainda devem ser apresentadas contra João Santana e Mônica Moura.

Comente agora
Caatiba: Prefeito e vice são afastados por fraudes em verbas da educação
  Postado por Willyam Reis - 24/08 07:45h

O prefeito de Caatiba, no sudoeste, Júnior Mendes, e a vice, Maria Tânia Ribeiro, que concorre à prefeitura em outubro, foram afastados dos cargos. Os dois foram afastados dentro da operação Mato Serrado, que investiga fraudes em licitações e desvios de verbas destinadas à educação. O secretário de administração do Município, Thiago Luz, também foi retirado do cargo. A Justiça Federal, que acatou acusação do Ministério Público Federal (MPF), também determinou o bloqueio dos bens dos três e de outros 11 envolvidos até o valor de R$1.154.000,00. A operação Mato Cerrado, deflagrada em conjunto com a Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral da União em julho deste ano, aponta fraude na contratação de cooperativas constituídas irregularmente, viabilizando a transferência ilegal de pagamento de servidores públicos. A análise do sigilo dos dados bancários e telemáticos pela Assessoria de Pesquisa e Análise do MPF/BA demonstrou que os investigados superfaturavam as notas fiscais, incluíam parentes na folha de pagamento e apropriavam-se de verba pública. Os políticos ficam afastados pelo prazo de 180 dias. Ficam também desconstituídas as empresas Capital Cred Intermediações e Luzes Patrimonial Ltda. Ainda segundo a apuração, o esquema contava com mais 11 envolvidos, dentre eles a esposa do prefeito, Kelle Geyse Santana Santos Mendes – ex-secretária da Saúde do município, empresas e outros servidores públicos. (BN)

Comente agora
Heraldo Rocha promete processar Zé Neto por declaração sobre ditadura militar
  Postado por Anacley Souza - 23/08 23:41h

O presidente municipal do Democratas, Heraldo Rocha, afirmou que vai processar o deputado estadual e candidato à prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto (PT), por ter seu nome atrelado à ditadura militar numa declaração feita pelo petista durante entrevista ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, nesta terça-feira (23). Heraldo interviu na participação de Zé Neto e fez ataques à legenda do deputado. “[O PT] instalou a corrupção e acabou com a Petrobras, destruíram o país. Golpistas e covardes”. Em sua defesa, Zé Neto disse que “Heraldo veio do golpe militar onde roubar era ordem. Não se fiscalizava e punia ninguém. Só se viu rico, empreiteiro e político presos depois que Lula chegou ao Brasil para dizer que pode fiscalizar”.

Comente agora
Candidato a prefeito Robert Gomes fala sobre os temas: Educação, Segurança e Saúde para S. A. de Jesus. Leia a entrevista
  Postado por Débora Ayane - 23/08 23:18h

Em entrevista ao repórter Itajaí Junior, na Andaiá FM, realizado na terça-feira (23), com os temas: ‘Educação, Segurança e Saúde', o candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus Robert Gomes (PTC) falou sobre suas propostas a partir dos questionamentos abaixo:

Educação

Radialista:Quais as necessidades do setor da educação que o senhor apontaria como prioridades?

Robert Gomes: A educação é muito fundamental para a sociedade e nós observamos que é necessário haver um investimento pesado nessa área, porque a partir da educação teremos pessoas preparadas e qualificadas para atuar no mercado de trabalho e inclusive para formar cidadãos. Na área da educação entendemos que é necessário existir um investimento na educação básica, inclusive em creches, porque observamos, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida (MCMV) é um local distante do Centro e não possui uma creche, isso é um absurdo. O MCMV é um plano interessante para a população, no entanto não oferece segurança e escola, então nosso plano de governo aborda essas pautas e uma delas é erradicar o analfabetismo em Santo Antônio de Jesus criar também um projeto que já venho desenvolvendo antes das eleições que é o projeto de Direito Constitucional nas escolas, inclusive também de primeiros socorros, pois cremos que esses dois são importantes para a consciência política do cidadão, até mesmo depois de eleito saber como cobrar. Vimos também à necessidade de melhorar e reestruturar a Biblioteca Municipal, um espaço que é compartilhado com transbordo, é necessário garantir que todas as escolas disponham de bibliotecas e quadras poliesportivas e, além disso, uma de nossas propostas é criar um contra turno, ou seja, durante um turno teríamos a educação e no outro a prática de esportes e cultura, pois essa proposta é essencial em diversos fatores, primeiro você vai tirar esse jovem que vá para outros caminhos, outro fator importante, proporcionará preparo físico e mental aos jovens e favorece o fator socioeconômico da cidade. No nosso governo, assumindo a prefeitura daremos bastante enfoque na educação, principalmente com esses valores e princípios.

Radialista: Com relação à Educação Inclusiva, o senhor tem algum plano para incrementá-la em nosso município, já que é um assunto polêmico?

Robert Gomes: Essa é uma questão que acontece em todo nosso país e não por falta de recursos ou planejamento, mas por falta de interesse do poder público em investir. A educação inclusiva é fundamental, caso nós assumamos o governo vamos fazer uma atividade interdisciplinar, com o próprio CREAS (Centro de Referencia Especializado em Assistência Social), CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) e o setor da educação para podermos realmente dar aos jovens deficientes a oportunidade de estudar. Na faculdade já tive colegas deficientes visuais e cadeirantes, que lutam arduamente para ter o seu estudo e sua dignidade preservada, na nossa própria constituição a dignidade da pessoa humana é o fundamento de nossa republica, então nós como gestores devemos nos preocupar com essa questão. Inclusive pretendemos trazer a sociedade para participar da educação como colaboradores, no nosso plano tem pautas separadas da juventude, mulheres e da terceira idade e queremos com isso trazer a sociedade para colaborar com atividades sociais, voluntarias e com a educação. Toda interdisciplinaridade pode acontecer para o bom funcionamento da estão.

Radialista: Quais os seus planos com relação à educação para a zona rural de Santo Antônio de Jesus, sendo que há dificuldades com o período das chuvas, problemas com transportes e estradas? Pavimentar essas estradas seria uma das ferramentas para melhorar a questão do ensino para a zona rural?

Robert Gomes: Com certeza, é tudo uma questão de interligação da infraestrutura, nós nos preocupamos com a infraestrutura do município para permitir que esses jovens tenham a oportunidade de estudar, a saúde nas escolas também é fundamental, a segurança que o Estado foi negligente deixando vários vigilantes desempregados, é tudo uma interdisciplinaridade. Pretendemos abrir mais escolas na zona rural, é necessário fazer um investimento pesado na área da educação, inclusive unindo com o ensino técnico envolvendo o plantio para que possamos fomentar com que essas pessoas permaneçam na zona rural se desenvolvendo, tendo sua economia preservada e evitar o êxodo rural.

Radialista: Com relação com a municipalização das escolas do município, como o senhor pretende lidar com esse processo que já se torna irreversível?

Robert Gomes: No nosso plano pretendemos construir o plano municipal de educação, convidar a população e construir um planejamento para a educação dos próximos 10 anos, com isso pretendemos planejar a educação básica e desde já, que o município assumirá a responsabilidade da educação do ensino médio. Devemos ter um planejamento e uma estrutura boa, e o município mais ainda deve redobrar sua atenção com a educação, porque hoje sabemos que a educação no município é ‘fraquérrima’, do Estado é relativamente mais ou menos e o do Governo Federal é melhor.

Segurança

Um comentário
Abert divulga nota sobre regras para realização de debates nas eleições
  Postado por Anacley Souza - 23/08 22:34h

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divugou nesta terça-feira (24) uma nota sobre as regras para a realização de debates durante as eleições municipais deste ano. A entidade diz que "não procedem as notícias recentemente veiculadas de que 2/3 dos candidatos aptos poderiam determinar a exclusão de candidatos de pequenos partidos (não aptos), à revelia das emissoras". "Em razão de matérias e editoriais recentemente publicados sobre as regras para a realização de debates eleitorais nas eleições de 2016, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) vem a público esclarecer que a Lei n° 9.504/97, com a redação que lhe foi conferida pela Lei n° 13.165/15, regula a realização de debates eleitorais nas emissoras de rádio e televisão. A lei prevê que o “debate será realizado segundo as regras estabelecidas em acordo celebrado entre os partidos políticos e a pessoa jurídica interessada na realização do evento [emissora de rádio ou televisão], dando-se ciência à Justiça Eleitoral”. Mais adiante, no parágrafo 5º do artigo 46, a lei diz que as regras do debate ficam aprovadas com a concordância de 2/3 dos candidatos aptos (com mais de 9 representantes na Câmara dos Deputados), inclusive quanto ao número de participantes no debate. A Abert entende que a redação da legislação eleitoral protege, acima de tudo, o eleitor, ao garantir que as emissoras de rádio e TV cumpram seu papel jornalístico de informar, quando celebram, com os partidos, acordos que permitam a participação no debate dos candidatos de maior destaque junto ao eleitorado, tenham eles representação, ou não, na Câmara Federal. Não procedem as notícias recentemente veiculadas de que 2/3 dos candidatos aptos poderiam determinar a exclusão de candidatos de pequenos partidos (não aptos), à revelia das emissoras.

Comente agora
Senado vai transmitir julgamento de impeachment de Dilma pelo YouTube
  Postado por Anacley Souza - 23/08 21:24h

O Senado Federal vai transmitir ao vivo o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff pelo YouTube, site de compartilhamento de vídeos. A transmissão será feita pelo canal da TV Senado no site. A Rádio Senado também transmitirá a sessão, com comentários, a partir das 7h. O julgamento começa na próxima quinta-feira, 25, às 9h. O link para acompanhamento da sessão estará disponível no site da Rádio Senado e no site da TV Senado www.senado.leg.br a partir de quinta-feira. A assessoria do órgão acredita que a transmissão via YouTube vai atender aos que desejam acompanhar o julgamento pelo computador ou dispositivos móveis, mesmo que estejam fora do Brasil. A transmissão será feita normalmente também via rádio e TV. A lista de canais específicos por Estado também está disponível no site do Senado.

Comente agora
37% dos soteropolitanos consideram governo de Rui Costa ótimo ou bom
  Postado por Anacley Souza - 23/08 20:32h

Divulgada na segunda-feira (22) pela TV Bahia, a primeira pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto em Salvador traz um levantamento sobre a avaliação do governo Rui Costa (PT) entre o eleitorado da capital. Dos 602 entrevistados pelo instituto de quinta-feira passada até domingo, 37% consideram a gestão do petista ótima ou boa. Para 40%, o desempenho de Rui é regular. Já os que acham a administração do governador ruim ou péssima somam 17%. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder à pergunta. Os melhores índices atribuídos a Rui se concentram no eleitorado dos 45 aos 54 anos, onde é avaliado positivamente por 52%. Por escolaridade, o petista obtém percentual mais alto junto aos soteropolitanos com ensino fundamental. No recorte por renda, Rui vai melhor na faixa acima de dois salários mínimos. A pesquisa completa, registrada no TRE sob o número BA-02257/2016, pode ser conferida nas páginas 14 e 15. O presidente interino Michel Temer (PMDB) também foi alvo do levantamento realizado pelo Ibope, mas não se saiu bem entre o eleitorado da capital. No total, apenas 8% consideram o governo do peemedebista ótimo ou bom. Para 28%, a administração Temer é regular. Outros 53% acham a gestão atual ruim ou péssima. No total, 13% não responderam ao questionamento do instituto. Embora as variações por recorte de renda, faixa etária e escolaridade não ultrapassem a margem de erro de quatro pontos percentuais, a impopularidade de Temer é ligeiramente menor entre a população mais jovem e com maior nível de escolaridade.

Comente agora
Partidos doam R$ 16 milhões na largada da campanha municipal
  Postado por Anacley Souza - 23/08 19:50h

Na largada da primeira campanha municipal com proibição de doações de empresas, os partidos abriram os cofres para socorrer os candidatos. As primeiras prestações de contas publicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral mostram que as direções nacionais e estaduais das legendas distribuíram 16,6 milhões de reais em recursos públicos, oriundos do Fundo Partidário, a 220 candidatos a prefeito e a vereador. Essa distribuição foi altamente concentrada: apenas 23 candidatos receberam 3 de cada 4 reais do dinheiro que saiu do Fundo Partidário. Com recursos limitados, as siglas estão canalizando as doações para os candidatos que consideram mais importantes, ou que têm mais chances de vencer. O poder nas máquinas partidárias também influencia na distribuição das verbas: detentores de cargos eletivos, como deputados e candidatos à reeleição, praticamente monopolizam os recursos do fundo. No ranking dos doadores, o PRB aparece em primeiro lugar, com 3,758 milhões de reais. A maior parte desse dinheiro foi direcionada para seus candidatos no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente Marcello Crivella (1,145 milhão de reais) e Celso Russomanno (750.000 reais) – candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto na capital paulista. A seguir estão o PR, que repassou 2,69 milhões de reais, o DEM (2,105 milhões de reais) e o PSDB (2,043 milhões de reais). O PT, líder em arrecadação nas eleições mais recentes, encaminhou apenas 590.000 reais do Fundo Partidário a seus candidatos até o momento, o que o deixou na nona colocação no ranking. Além de repassar recursos do Fundo Partidário, algumas legendas estão atuando como intermediárias de doações de pessoas físicas. Cerca de 2 milhões de reais foram distribuídos dessa maneira até o momento. Metade dessa quantia foi intermediada pelo PMDB para um único candidato: Pedro Paulo Carvalho Teixeira, que concorre a prefeito do Rio.

Comente agora
Direção do PT ignora pedido de plebiscito de Dilma
  Postado por Anacley Souza - 23/08 19:20h

O PT não tem apoiado a possibilidade de fazer um plebiscito sobre novas eleições, proposta da presidente afastada Dilma Rousseff caso o impeachment seja barrado no Senado. Nesta terça-feira (22), a direção executiva do partido excluiu da proposta de uma resolução, diz o jornal O Globo. Os líderes da legenda decidiram, também, adiar um encontro partidário marcado inicialmente para dezembro, sob justificativa de aumentar o tempo destinado a debates nos estados antes de uma reunião nacional. "A questão (do plebiscito) está posta por ela. Ela se dispõe, voltando à Presidência, a propor a convocação de um plebiscito. Cabe ao Senado, por maioria simples, convocar um plebiscito", explicou o presidente do partido, Rui Falcão, ao ser perguntado sobre a falta de referência do plebiscito na resolução. A legenda mantém, no entanto, a palavra "golpe" para descrever o processo de impeachment de Dilma. No início deste mês, Falcão já havia declarado que considerava o plebiscito "inviável" porque, caso todos os trâmites legais fossem seguidos, o processo seria concluído em 2018 - a tempo das eleições.

Comente agora
Temer indica ministro da Cultura para presidir Autoridade Pública Olímpica
  Postado por Débora Ayane - 23/08 17:07h

O presidente interino, Michel Temer, assinou e encaminhou mensagem ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual indica o ministro da Cultura, Marcelo Calero, para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO) – cargo ocupado interinamente por Marcelo Pedroso.De acordo com o Planalto, Calero, que acumulará o novo posto com o cargo de ministro, ficará encarregado de garantir os recursos para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, além de fechar as contas da Olimpíada, fazer os próximos balanços e acompanhar e promover os legados que ficarão para o Rio de Janeiro e para o país.Em meio a uma reunião que manteve hoje (23) com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, Calero disse à Agência Brasil que ainda está “estudando” o que falará durante sua sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, sobre como será sua atuação à frente da APO. Não há ainda previsão sobre quando a sabatina será feita.Após o envio da mensagem presidencial ao Congresso Nacional sobre sua nomeação e de sua sabatina no Senado, Calero precisará ter seu nome aprovado por maioria simples do plenário do Senado. Depois disso, bastará a homologação de seu nome pela Presidência da República.

Comente agora
Deputado que não foi à Câmara neste ano recebe R$ 200 mil
  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:44h

Mesmo tendo faltado a todos os dias de sessão na Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano, o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) recebeu R$ 200 mil entre salário e verbas auxiliares. O parlamentar, investigado na Operação Lava Jato, se licenciou do mandato em 18 de abril para fazer uma cirurgia na coluna. No entanto, antes de se afastar, ele faltou aos 36 dias em que houve votação em plenário. As faltas foram abonadas por atestados médicos. As informações foram reveladas nesta terça-feira (23) pelo site Congressso em Foco. No Supremo Tribunal Federal, Aníbal responde a três inquéritos da Lava Jato por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha. Segundo denúncia do prcurador-geral da República, Rodrigo Janot, ele teria recebido R$ 3 milhões por meio de um assessor. O dinheiro teria sido desviado de um contrato de uma empresa com a Petrobras. O deputado licenciado respondeu, por meio de assessoria de imprensa, que ainda não é réu na operação da Polícia Federal e que a investigação do caso "demonstrará de forma cabal que jamais praticou qualquer ato ilegal". Os asessores afirmam, ainda, que o parlamentar foi afastado devido a um procedimento cirúrgico "complicado" e que deve voltar às atividades em setembro. Na última gestão, Aníbal foi o 11º deputado mais faltoso da Câmara. Ele não compareceu a 40% das sessões destinadas a votação. No total, foram 155 ausências em 393 dias de presença obrigatória.

Comente agora
Registro de Candidaturas passa por análise no Cartório Eleitoral de S. A. de Jesus
  Postado por Débora Ayane - 23/08 16:14h

Os Registros de Candidatura estão passando por análise no Cartório Eleitoral de Santo Antônio de Jesus. Através de uma entrevista a uma rádio da cidade nesta terça-feira (23), Isaac Magalhães, chefe do cartório comentou sobre as etapas deste processo e disse que após a entrega dos registros é iniciada a fase da análise, “nós da 202ª zona estamos concentrados na análise dos registros, avaliamos a documentação entregue como RG, certidões criminais, desincompatibilização com o cargo público, inelegibilidade, só após essa fase encaminhamos ao Ministério Público e se houver alguma pendência notificaremos o candidato”, articulou. Em seguida dessa etapa, com o retorno do Ministério Público será dado o prazo para o juiz que sentenciará deferindo ou indeferindo os registros. Conforme Isaac, aquele candidato que tiver o registro indeferido pelo juiz ainda terá o prazo para recorrer, “após a sentença saberemos quem vai realmente poder ser candidato, sabendo que aquele que for indeferido tem prazo para recorrer, ele pode fazer a eleição com recurso e isso será por conta e risco dele, podendo ser julgado no tribunal”, avisou. O atendimento público do Cartório Eleitoral vai das 13h às 19h, de segunda a sexta, e os plantões segue das 15h às 19h aos sábados domingos e feriados.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
Carros de som tem dias e horários específicos em Amargosa
  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/08 16:04h

O uso exacerbado de carros de som é algo que tem levado a população a formalizar inúmeras queixas, junto à Polícia Militar e neste período eleitoral, também nos Cartórios Eleitorais. Para a cidade de Amargosa, o uso de comunicação móvel, conhecidos como carros e motos som, terão dias e horários específicos conforme reunião realizada no Fórum Desembargador Sálvio Martins, conjuntamente com as coligações que disputam as eleições municipais de outubro. A Justiça Eleitoral determinou dias e horários específicos em que os candidatos poderão utilizar este serviço, ficando estabelecido que os mesmos só poderão ser utilizados de quarta-feira a domingo. Segunda e terça-feira não é permitido usar carros e motos som para as atividades de campanhas eleitorais. Na quarta, quinta e sexta-feira, o horário de funcionamento é das 9:00 às 18:00, já no sábado, ficou definido o horário das 14:00 às 19:00 e domingo, das 10:00 às 19:00. (Criativa Online)

Comente agora
Paulinho da Força convence Temer a recriar ministério, diz coluna
  Postado por Débora Ayane - 23/08 15:35h

O deputado Paulinho da Força , líder do Solidariedade, conseguiu convencer o presidente em exercício Michel Temer a recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Depois de assumir o poder, Temer havia transformado a pasta em secretaria. As informações são da coluna Esplanada, do jornal O Dia, desta terça-feira (22). Com a recriação do MDA, o governo interino teria intenção de discutir projetos de reforma agrária. Segundo o colunista, Paulinho pretende "enterrar" o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O deputado Zé Silva, também do Solidariedade, deve ser o novo ministro do MDA e responsável pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele será o responsável pelo orçamento destinado aos assentamentos. Integrantes do MST, no entanto, terão de passar por recadastramento antes de participar do projeto para que sejam investigados previamente.

Comente agora
Candidato à reeleição, prefeito Humberto Leite fala sobre os temas: Educação, Segurança e Saúde para S. A. de Jesus. Leia a entrevista
  Postado por Débora Ayane - 23/08 13:08h

Em entrevista ao repórter Itajaí Pedra Branca, na Andaiá FM, realizado na segunda-feira (22), com os temas: ‘Educação, Segurança e Saúde', o candidato à reeleição a prefeito de Santo Antônio de Jesus Humberto Leite (DEM) falou sobre suas propostas a partir dos questionamentos abaixo:

EDUCAÇÃO:

Radialista: Que diferenças há na educação de Santo Antônio de Jesus, desde que assumiu a prefeitura?

Humberto Leite: Cada ano que passa vamos nos aprimorando, a secretária Ely Mayre é muito competente, tenho uma Ouvidoria onde quase que não constam reclamações. Temos o transporte escolar cujo diretor é Requembal, onde há mais de cem linhas e a merenda escolar funcionando muito bem, acho que a educação em Santo Antônio de Jesus vai muito bem.

Radialista: Caso passe para um eventual segundo governo, quais as necessidades do setor que o senhor contaria como prioridades?

Humberto Leite: Já estou fazendo a licitação de reforma de todas as unidades escolares do município, fiz isso ano passado, mas não contemplei todas as escolas, mas esta nova contemplará todas. Estamos construindo uma creche-escola na Urbis 2, que está ficando muito bela e abarcará quase 400 crianças daquele local que terão seu ensino em tempo integral.

Radialista: O senhor apontaria algum tipo de dificuldade para realizar melhorias no setor da educação?

Humberto Leite: Tenho um bom relacionamento com a APLB de Santo Antônio de Jesus e vimos sempre correspondendo aos anseios, estamos em fase de conclusão de plano de carreira, então que o funcionalismo de uma maneira geral, não só o da educação, mas você nunca ouviu falar em greves mesmo com as dificuldades que o país todo atravessa. Camaçari já está com 120 dias de greve dos seus funcionários e acho um absurdo e aqui na cidade não tivemos nem no período eleitoral.

Radialista: A municipalização de escolas do ensino fundamental tem trazido mais uma responsabilidade para as prefeituras, como o senhor pretende lidar com a ampliação da rede municipal já que até 2018 o governo do estado deve municipalizar todas as unidades?

Humberto Leite: Estamos recebendo de bom grado, prefiro até cuidar desses meninos, agora vamos cuidar da escola Rotary, onde a municipalização acontecerá no fim deste ano e a prefeitura está disposta a tomar conta de todos os colégios que já estão sendo entregues ao município.

Radialista: O que o senhor faria de diferente do que está ai na educação?

Humberto Leite: Estamos cuidando de nossa educação que, como eu disse está de bom grado, ninguém está reclamando. Está precisando de correções, mas as diretrizes que estamos dando estão muito bem.

Radialista: Os dados do IDEB mostram que a rede municipal não tem conseguido alcançar as metas em alguns aspectos, tanto nos anos iniciais quanto nos finais do ensino fundamental. Na sua concepção, qual o motivo disto? O que deveria ser feito para mudar essa realidade?

Humberto Leite: Não entendemos como eles aferem esses resultados, gostaríamos de corrigir erros de percurso. Ely Mayre continua firme e vigilante, e acho que está tudo bem na nossa educação, tem muita gente brigando por vagas em nossas escolas municipais, a escola Luiz Eduardo Magalhaes é um tesouro, todas são muito bem procuradas e elogiadas.

Radialista: Como o senhor tem acompanhado a capacitação dos professores santoantonienses da rede municipal de ensino?

Humberto Leite: A Contento, nada que desabone nossa secretaria, mensalmente fazem capacitações entre eles, trazendo instrutores de fora, então está tudo bem.

SEGURANÇA:

Comente agora
Para evitar mudanças de voto, Temer recepciona senadores nordestinos
  Postado por Débora Ayane - 23/08 13:01h

A dois dias do início da fase final do processo de impeachment, o presidente interino, Michel Temer, abriu espaço na sua agenda nesta terça-feira (23) para receber senadores nordestinos que têm evitado se posicionar publicamente sobre a votação que definirá o destino da presidente afastada, Dilma Rousseff. No final desta manhã, o peemedebista recebeu em audiência Edson Lobão (PMDB-MA), João Alberto Souza (PMDB-MA) e Roberto Rocha (PSB-MA). Os dois últimos não têm declarado seus votos na fase final. Os três maranhenses também estão na mira do Palácio do Alvorada na tentativa de evitar um placar de 54 votos favoráveis ao afastamento definitivo da petista. Na votação da pronúncia, os três votaram pelo prosseguimento do processo de impeachment. Na tarde desta terça, o peemedebista também tem agendas marcadas com os também senadores nordestinos Ciro Nogueira (PP-PI) e Eduardo Amorim (PSC-CE). Como o Nordeste é considerado um dos principais redutos eleitorais petistas no país, o receio do Palácio do Planalto é que os senadores sofram pressão de suas bases eleitorais para mudar o voto na fase final.

Comente agora
Brasil registra maior taxa de filiações a partidos dos últimos 14 anos
  Postado por Willyam Reis - 23/08 11:58h

O momento de crise política pelo qual o Brasil atravessa parece não ter sido problema para que eleitores se filiassem a partidos políticos, que, no mês passado, atingiu a maior taxa dos últimos 14 anos de (11,3%). PUB Mas há uma explicação para isso. De acordo com O Globo, as eleições municipais tendem a ser um excelente momento para ampliar o número de filiados. Com exceção de 2010, todos os anos de disputas municipais apontaram crescimento acima da média no total de filiados. A legislação brasileira obriga candidatos a serem vinculados às legendas se quiserem concorrer nas disputas. Em relação as eleições municipais, os partidos atuam para ampliar sua base de filiados, uma vez que existe também um maior volume de cargos em disputa, principalmente para as Câmaras de Vereadores. Já os candidatos mobilizam novos filiados até a convenção partidária com o objetivo de ganhar força política dentro das siglas. Nesse cenário, em julho, o total de filiados chegou a 16,5 milhões de eleitores. Segundo dados organizados a partir dos arquivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período de 2002 a 2016 foi ruim para PMDB. O partido vem perdendo participação no total de eleitores filiados no território nacional. Em 2016, ela variou de 20% para 14,5%. Em contramão, o PT ampliou sua participação, mesmo registrando queda entre 2015 e 2016. Sem considerar PT, PMDB, DEM, PDT e PSDB, o conjunto das demais legendas conseguiu aumentar a participação no total de filiados de 45% em 2002 para 53% este ano. A distribuição por estados aponta que a maior variação de 2016 em relação a 2002 no volume de novos filiados (considerando todos os partidos) ocorreu nas regiões Norte e parte do Centro Oeste, tendo no Sudeste um crescimento de menor intensidade. PMDB e DEM tiveram perdas no Sudeste, enquanto o PT cresceu em quase todos os estados. O PSDB conseguiu aumentar sua base, mas em menor intensidade no Nordeste e parte do Sudeste. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
Câmara prorroga Mais Médicos e visto de profissionais estrangeiros por três anos
  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/08 08:53h

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (22), a medida provisória que prorroga por mais três anos o programa Mais Médicos. A MP 72316 foi editada pela presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e estende por igual período o visto temporário concedido aos médicos intercambistas estrangeiros inscritos no programa.De acordo com o o Ministério da Saúde, a medida garantirá a permanência de sete mil profissionais que teriam prazo de estadia vencido em outubro deste ano. O texto segue para aprovação no Senado.

Comente agora
MPE proíbe propaganda eleitoral em carros de som e carreatas
  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/08 08:51h

O Ministério Público Eleitoral promoveu nesta sexta-feira (19), em Belém, uma assinatura de acordo entre os representantes das coligações partidárias dos municípios de Redenção, Cumaru do Norte e Pau D’arco, componentes da 59ª zona eleitoral. No pacto, as coligações concordam em não realizar propaganda eleitoral em carros de som e carreatas, e sim apenas “caminhada eleitoral” no período de Eleições Municipais deste ano. A exceção é que será permitida somente a veiculação de dois carros de som por coligação majoritária, para divulgar os comícios e caminhadas. Já as coligações proporcionais, que são de vereadores, não terão carro de som para as divulgações antecipadas, mas durante as caminhadas poderão utilizar os jingles. Os veículos deverão ser cadastrados cinco dias antes do feito, perante a Justiça Eleitoral. Outro ponto acordado entre as partes é a não realização de show pirotécnico. É proibida a propaganda eleitoral por meio de som automotivo privado. Segundo o MPE, em caso de descumprimento do acordo, foi fixada multa de R$100 mil. O candidato que descumprir responderá ainda pelo crime de desobediência, previsto no Código Penal Brasileiro. “É dever do promotor eleitoral buscar o entendimento entre os atores do processo eleitoral afim que seja realizado uma eleição limpa, onde a população possa ter acesso às propostas de todos os candidatos de maneira transparente. É de se destacar que o acordo firmado foi unanime, onde todas as coligações contribuíram para as clausulas do acordo, com isso, quem ganha é democracia, pois todos participaram dessa decisão", explica o promotor Márcio de Almeida Farias.

Comente agora
Impeachment: Lewandowski permite troca de testemunha de defesa
  Postado por Anacley Souza - 23/08 00:00h

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, concedeu nesta segunda-feira pedido da defesa da presidente Dilma Rousseff para substituir uma das testemunhas que serão ouvidas no julgamento do processo de impeachment, marcado para começar na quinta-feira no Senado. Em vez de prestar depoimento o ex-secretário adjunto da Casa Civil Gilson Bitencourt, falará no processo o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário Ricardo Lodi. O ministro também concedeu à defesa o direito de alterar a ordem dos depoimentos das testemunhas. O primeiro será Luiz Gonzaga Belluzzo, seguido por Geraldo Prado, Nelson Barbosa, Esther Dweck e Luiz Cláudio Costa. Lodi será o último. O pedido foi feito pelo ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo, contratado para fazer a defesa de Dilma no processo de impeachment. O depoimento das testemunhas deve durar até sábado a tarde. Na segunda-feira, está marcada a defesa de Dilma, que vai discursar pessoalmente no plenário do Senado. Encerrada a fase com a presidente Dilma, falarão os juristas autores do pedido de impeachment e a defesa. Só então começarão os debates, com os 81 senadores podendo falar por até dez minutos cada. A expectativa é que os senadores passem toda a terça-feira, dia 30, nos discursos, levando a votação para o dia 31. Para aprovar o impeachment em definitivo, são necessários 54 votos dos 81 senadores. A votação será por painel eletrônico. O processo de impeachment passa por três grandes votações no Senado: a admissibilidade (abertura), que aconteceu dia 12 de maio; o chamado juízo de pronúncia, que ocorreu nos dias 9 e 10 deste mês; e o julgamento final, que começará dia 25. (O Globo)

Comente agora
"Se pesquisa fosse eleição, não precisava ter eleição", diz Alice
  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/08 23:50h

A deputada federal e candidata a Prefeitura de Salvador, Alice Portugal (PCdoB) seguiu a linha do psolista Fábio Nogueira e pediu a saída do presidente interino Michel Temer (PMDB). “Fora Temer”, iniciou seu discurso no debate político na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A ausência de ACM Neto também (DEM) não passou em branco para a comunista. Sem citar o nome do democrata, Alice disse que ele ‘desrespeita a Academia baiana quando se ausenta do primeiro debate realizado em Salvador por Salvador”. Alice falou sobre o trabalho do ex-presidente Lula e da presidente afastada Dilma Rousseff e atribuiu aos petistas a presença ‘de alunos negros se formando nas universidades brasileiras’. “Em salvador nós vamos avançar em educação. Precisamos construir uma Salvador mais humana e mais justa. Nós vamos voltar a raiz democrática”, afirmou. A deputada citou ainda a votação do impeachment na Câmara Federal. “Como foi com o Eduardo Cunha, eu digo aqui: com tiranos não combinam soteropolitanos corações. Se pesquisa fosse eleição, não precisava ter eleição”, finalizou. (Tribuna)

Comente agora
José Ronaldo lidera disputa em Feira de Santana com 64%, diz Ibope
  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/08 23:35h

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (22) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Feira de Santana:

José Ronaldo (DEM) – 64%

Zé Neto (PT) – 14%

Jhonatas Monteiro (PSOL) – 8%

Ângelo Almeida (PSB) – 1%

Jairo Carneiro (PP) – 1%

Leonardo Pedreira (PCO) – 1%

A pesquisa foi encomendada pela TV Subaé. O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 18 e 20 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 08304/2016.

Comente agora
Ibope: Da luz lidera rejeição com 48%; 13% rejeitam Neto
  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/08 23:32h

A pesquisa Ibope também avaliou a rejeição dos candidatos. Da luz é o campeão no quesito com 48%. Não votariam de jeito nenhum no candidato Sargento Isidório 41%, ao passo que 24% em Alice Portugal, 22% em Cláudio Silva, 21% em Fábio Nogueira, 17% em Célia Sacramento e 13% em ACM Neto. Não souberam ou não opinaram 13%. 3% não rejeitaram nenhum dos candidatos. Com 5% de margem de erro, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-02257/2016. O Ibope ouviu 602 pessoas, entre os dias 17 e 22 de agosto. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comente agora
ACM Neto lidera disputa por Prefeitura de Salvador com 68%, diz Ibope
  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/08 23:15h

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (22) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Salvador:

  1. - ACM Neto (DEM) - 68%
  2. - Alice Portugal (PCdoB) – 8%
  3. - Pastor Sargento Isidório (PDT) – 6%
  4. - Fábio Nogueira (PSOL) – 1%
  5. - Da Luz (PRTB) – 1%
  6. - Célia Sacramento (PPL) – 0%
  7. - Cláudio Silva (PP) – 0%
  8. - Branco/nulo - 13%
  9. - Não sabe/não respondeu - 3%

A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob o número 02257/2016.

Rejeição / O Ibope também perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum.

Comente agora
TJ-BA nega pedido de ex-prefeito de Sapeaçu para anular rejeição de contas
  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/08 23:10h

Em um novo pedido de reconsideração, a desembargadora Carmem Lúcia Santos, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), relatora do caso, negou o pedido do ex-prefeito de Sapeaçu, no recôncavo baiano, George Vieira Gois, contra a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O órgão expediu um parecer pela rejeição das contas de 2012, época em que Gois era prefeito de Sapeaçu. As contas foram rejeitas por descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, por não haver disponibilidade de caixa suficiente para quitar os restos a pagar do exercício de 1.488.613,00. Em primeira instância, a Justiça suspendeu os efeitos do parecer do TCM. O Estado da Bahia recorreu e a 5ª Câmara Cível do TJ, de forma unânime, julgou procedente cassar a liminar e manter a posição do TCM sobre a rejeição das contas (clique aqui e saiba mais). A desembargadora salientou ainda que, caso a candidatura seja impugnada, o requerente será notificado e terá ampla defesa perante a Justiça Eleitoral, e que o registro só poderá ser negado por decisão judicial transitada em julgado. No pedido de reconsideração, George Gois, alegou que o prazo para impugnação está em curso e que, há risco de inelegibilidade. A relatora indeferiu o pedido e salientou que o Poder Judiciário pode analisar o mérito do parecer prévio do Tribunal de Contas, e que o parecer questionado não apresenta vícios para revisão.

Comente agora
S. A. de Jesus: Veja a minutagem da propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito nas rádios
  Postado por Débora Ayane - 22/08 20:00h

No fim da manhã desta sexta-feira (19) houve uma reunião no Fórum Desembargador Wilde Oliveira Lima, em Santo Antônio de Jesus, onde foram divulgadas as relações de minutagem definida pela Justiça Eleitoral para pronunciamento de cada chapa em rádios locais. No Cartório Eleitoral, após reunião com o juiz eleitoral Pedro Izidro ficou assim o tempo de cada candidato:

  1. Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), candidato Franderrak Mascarenhas: 19s deste tempo.
  2. Coligação para fazer muito mais, candidato Humberto Leite (DEM): 1min46s deste tempo.
  3. Partido Social Democrata Cristão (PSDC), candidato Dr. Everaldo Junior: 15s deste tempo.
  4. Partido Trabalhista Cristão (PTC), candidato Robert Gomes: 15s deste tempo.
  5. Coligação a força do trabalho, candidato Rogério Andrade (PSD): 7min25s deste tempo.
Comente agora
Odebrecht defende que nem todas as doações eram propina
  Postado por Anacley Souza - 22/08 19:17h

A Odebrecht tem refutado as tentativas de procuradores da Lava Jato de atrelar todas as doações feitas a partidos a supostas irregularidades. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a empresa insiste que nem todos os repasses visaram conquistar algum contrato com a administração pública. Caso houvesse essa relação, a acusação poderia indicar a existência de ao menos dois crimes: caixa dois e suborno. Para executivos da empreiteira, contudo, assumir isso seria “forçar a barra”. Segundo o colunista, os empresários têm dito ao Ministério Público que a maioria das doações regulares ou mesmo as irregulares eram para que as empresas da holding se aproximassem do político beneficiado. A prática poderia refletir em algum benefício no futuro, mas não necessariamente.

Comente agora
Dados do TSE mostram que perfis de candidatos não refletem os eleitores
  Postado por Anacley Souza - 22/08 18:58h

Quem votar nas eleições municipais de outubro terá estatisticamente mais chances de escolher um candidato do sexo masculino, branco, sem ensino superior, casado e de um partido que apoia o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, como o PMDB, PSDB, PP e PSB. No quesito profissão, as maiores chances é de que o postulante a prefeito, vice ou vereador seja um agricultor, funcionário público da prefeitura ou empresário. Esse perfil pode ser traçado com base nas estatísticas das candidaturas divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ao se identificar as categorias que apresentam o maior número de candidatos nos diversos temas. Até o momento, 485.889 candidatos já pediram registro à Justiça Eleitoral. O prazo para os partidos apresentarem seus candidatos se encerrou na última segunda-feira (15), mas o número total pode sofrer pequenas alterações, pois os dados dos candidatos ainda estão sendo liberados para divulgação. Há pouco mais de 69 mil vagas na disputa. São 11.135 para prefeito e vice-prefeito e 57.931 para vereador, em 5.568 municípios. O Brasil possui 5.570 cidades, mas Brasília não realiza eleições para prefeito e vereador (há apenas o governador do Distrito Federal e deputados distritais), assim como Fernando de Noronha, que é considerada um distrito de Pernambuco e não tem prefeito.

Sexo e cor: A cada 10 candidatos, sete são homens. O percentual de mulheres que vão disputar as eleições é de 31%. Proporção bem abaixo da presença delas na sociedade, onde são mais da metade da população nacional (50,64%), segundo projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Comente agora
Presidente do julgamento de impeachment de Dilma nega pedido de convocação de perito
  Postado por Débora Ayane - 22/08 17:47h

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que está presidiando o processo de impeachment no Senado Federal, negou um pedido formulado pela defesa da presidente afastada, Dilma Rousseff, para convocar peritos e intimar seus assistentes técnicos para prestarem esclarecimentos, na sessão de julgamento. De acordo com Lewandowski, a matéria encontra-se superada, uma vez que fazia parte da etapa da produção de prova pericial. A defesa da presidente afastada afirmou que a convocação dos peritos e assistentes técnicos se faz necessário uma vez que, a cada etapa do processo, são abrangidos pontos que a perícia já havia se manifestado em sentido contrário e afirmou que, está sendo criada uma “curiosa situação de incerteza jurídica”. Eles ressaltam que a convocação desses atores iria permitir o "esclarecimento dos quesitos apresentados”. O ministro assinalou que essas questões deveriam ser formuladas na fase de produção de prova, “não sendo o Plenário o lugar adequado para isso”. Lewandowski ressaltou que a junta pericial respondeu a todos os questionamentos que os denunciantes, a denunciada e os senadores se ofereceram e ainda se submeteu a esclarecimentos complementares. “O pleito formulado pela defesa, nesta fase de julgamento, nada acrescentará de relevante para esclarecer os fatos, mostrando-se, ademais, inoportuna”, declarou o ministro.

Comente agora
Michel Temer se reúne na casa de Rodrigo Maia para discutir projetos na Câmara
  Postado por Débora Ayane - 22/08 17:12h

O presidente interino Michel Temer se reuniu nesta segunda-feira (22) na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir projetos em tramitação na Casa. Também participaram do encontro o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, além dos líderes do PSD, Rogério Rosso (DF) e do PP, Aguinaldo Ribeiro (PB). De acordo com o G1, eles debateram matérias consideradas prioritárias pelo governo, a exemplo da renegociação da dívida dos estados, que está prevista para ser votada nesta segunda.

Comente agora
'Deveremos ter entre 60 e 63 votos a favor do impeachment', diz Eliseu Padilha
  Postado por Débora Ayane - 22/08 15:19h

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou em entrevista à Rádio Estadão a expectativa do governo interino de Michel Temer (PMDB) com a votação final do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT) no Senado. "Deveremos ter entre 60 e 63 votos a favor do impeachment", disse o ministro, emendando: "Sendo conservador, deveremos ter 61 votos." Apesar da previsão, Padilha disse que o governo respeita a independência dos poderes e que o impeachment é questão do Senado. Mas, pela sua previsão, Michel Temer deverá contar com ampla maioria para continuar no comando do País. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, ao tornar-se definitivo, o governo Temer será ainda mais objetivo para executar as ações necessárias para recolocar o País na rota do crescimento. "Governo enquanto interino deixa interrogações, é natural", afirmou. "Com governo definitivo, teremos de conter a expansão da dívida pública e reformar o nosso sistema previdenciário", disse. Na entrevista ao vivo à Rádio Estadão, encerrada na manhã desta segunda-feira, 22, ele também fez um balanço dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro. Na sua avaliação, o balanço das olimpíadas é "altamente positivo". "Fizemos muito com pouco dinheiro (e mostramos) que o brasileiro é responsável e acolhedor", afirmou.

Comente agora
Líder do GDF na Câmara entrega cargo após denúncia de corrupção
  Postado por Débora Ayane - 22/08 15:09h

O deputado distrital Julio Cesar (PRB) entregou nesta segunda-feira (22) o cargo de líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Como segundo secretário, ele faz parte da Mesa Diretora da Câmara, que é suspeita de se beneficiar em um esquema de pagamento de propina em contratos na área da saúde.De acordo com a assessoria de imprensa do parlamentar, ele vai se afastar do cargo para se dedicar à defesa. O G1 questionou o GDF para saber se um novo nome foi definido, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.Áudios gravados pela deputada Liliane Roriz (PTB) colocam a presidente da Câmara, Celina Leão (PPS), sob suspeita de articular um esquema de pagamento de propina em contratos envolvendo serviços de UTI.Nos registros, Celina fala sobre mudança de finalidade de uma emenda parlamentar que direcionou R$ 30 milhões da sobra orçamentária da Câmara a um grupo de seis empresas que prestam serviço de UTI. Segundo as denúncias, o repasse acabou beneficiando deputados da Mesa Diretora.

Comente agora
TRE-BA define plano de mídia de propaganda eleitoral gratuita de 2016
  Postado por Willyam Reis - 22/08 10:55h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) definiu na última sexta-feira (19), em uma audiência pública, o plano de mídia do horário eleitoral gratuito para as eleições de 2016. A exibição terá início no próximo dia 26 de agosto e segue até 29 de setembro, para o 1º turno do pleito. Através de um sorteio, foi definida a ordem da veiculação da propaganda no primeiro dia do horário eleitoral gratuito, sendo a sequência válida tanto para rádio quanto para TV. Os trabalhos foram coordenados pela 1ª Zona Eleitoral (1ªZE/Salvador), definida como responsável pela elaboração do plano de mídia nas eleições deste ano. A coligação ‘Sim para Salvador!’ (PCdoB, PT, PT, PSD, PTN, PSB) abrirá a propaganda eleitoral, sendo seguida pelos partidos ou coligações: ‘Agora é a vez do povo’ (PDT, PSL, PROS, PRP, PMN), ‘PRTB’, ‘Agora é com a gente’ (PSol e Rede), ‘Orgulho de Salvador’ (DEM, PSDB, PMDB, PSC, PV, PPS, PTC, PSDC, PTdoB, PHS, PRB, SD, PEN, PMB, PTB), ‘PPL’ e ‘Salvador merece mais’ (PR e PP). De acordo com a Lei das Eleições (nº 9.504/1997, art. 50), definida a ordem do primeiro dia da exibição da propaganda, os dias seguintes deverão apresentar, em primeiro lugar, sempre o último exibido no dia anterior, seguindo a sequência estabelecida no primeiro dia de transmissão. A medida objetiva de garantir que cada partido e/ou coligação inicie a propaganda eleitoral. Sobre a geração de conteúdo de propaganda, foram definidos cinco períodos, sendo um para cada uma das emissoras. Por ordem de sorteio, a Aratu foi estabelecida como a primeira geradora do conteúdo do horário eleitoral gratuito, sendo a responsável pelo primeiro período de transmissão no rádio e na TV (entre 26 de agosto e 1º de setembro).

Comente agora
Riachão do Jacuípe: Juíza proíbe carreatas e limita uso de carros de som
  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/08 10:14h

Carretas estão proibidas e o uso de carros de som estão limitados na campanha eleitoral em Riachão do Jacuípe, na região da Bacia do Jacuípe. A decisão de determinar as condições partiu da juíza Janaína Medeiros Lopes, em reunião com representantes das coligações que disputam as eleições deste ano. Dessa forma, ficam proibidas as carreatas políticas, ou movimentações concentradas com motos. A juíza também não vai permitir comícios de coligações diferentes em bairros próximos na mesma data. Segundo o Calila Notícias, a juíza reduziu os dias de uso de carro de som na sede da cidade, apenas aos finais de semana e feriados. No interior do município, não haverá restrição dos veículos. A magistrada também proibiu fogos em eventos, permitindo apenas durante comícios e caminhadas.

Comente agora
Dilma: 'Temer corre com impeachment por medo de delação'
  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/08 07:01h

Em entrevista ao SBT, exibida na madrugada desta segunda-feira (22), a presidente afastada Dilma Rousseff disse que Michel Temer e seus aliados querem antecipar a votação do impeachment porque temem denúncias que os comprometam. Ela deu as declarações ao programa "Conexão Repórter", no dia 4 deste mês. De acordo com o cronograma apresentado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a Casa iniciará a etapa final do processo de impeachment na quinta (25). A expectativa é de que o resultado saia entre os dias 30 e 31. "Por que eles tem tanto interesse em antecipar, em dias, o impeachment? Para mim, eles têm medo de uma delação que mostre claramente qual é o grau de comprometimento de quem meu julgamento beneficia: o governo interino, provisório e ilegítimo", observou Dilma. "Meu governo não esteve associado à corrupção, até porque eu não testou associada à corrupção. Nunca tive conta rejeitada, a não ser agora, porque eles querem fazer o processo de impeachment", complementou, fazendo menção a reprovação de suas contas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), fato embrionário do processo de impeachment.

Comente agora
Ex-aliada, Célia acusa ACM Neto de superfaturar obras em Salvador
  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/08 23:38h

Ex-aliada do candidato à reeleição ACM Neto (DEM), Célia Sacramento (PPL) acusou o democrata de superfaturar obras durante a sua gestão. Em entrevista ao jornal A Tarde, afirmou que houve uma “série de obras que foram feitas na prefeitura com custo muito maior que deveria”. “Sou especialista em análises de custos. Sou formada na USP. Se tem uma pessoa que entende de controladoria sou eu. Fui a primeira mestra em Contabilidade de Salvador. Os principais especialistas em controladoria e sistemas de custos na área empresarial como FIEB, Polo, Prefeitura, passaram por mim. Com essa expertise posso dizer: tivemos uma série de obras que foram feitas na prefeitura com custo muito maior que deveria”, disse, apontando o superfaturamento nas obras da Barra, Rio Vermelho e ciclovia do subúrbio ferroviário. “Quem já construiu casa, tem noção de preço dos materiais, ver milhões aplicados em certas reformas estremece as pessoas”, acrescentou. Célia afirmou também que com 35% do que Neto gastou na Barra teria feito "toda a cobertura do Canal do Camurugipe e faria encosta no Barro Branco, não morreriam aquelas 22 pessoas”. “Além do mais, Salvador é a capital do desemprego, enquanto o gestor público tem o seu patrimônio triplicado”, provocou. Ainda na entrevista, Célia ressaltou que Neto nunca levou em conta suas ponderações. “Certa feita pedi a ele para participar diretamente da orientação e análise da controladoria da Prefeitura. Ele não quis. Tudo que foi feito na cidade de positivo eu elogiava. Por que sucesso total? Em terra de banguelo quem tem um dente é rei. Estava tudo destruído. O que fizesse seria sucesso mesmo”, pontuou. Célia frisou que o DEM, partido de Neto, tem “histórico de corruptos”.

Comente agora
MPF reafirma ligação de mulher de Cunha com corrupção
  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/08 22:53h

Lava Jato O Ministério Público Federal (MPF) reafirmou que o inquérito contra a mulher do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Cláudia Cruz, permaneça sob a jurisdição da 13ª Vara Federal em Curitiba, presidida pelo juiz Sérgio Moro. A defesa da jornalista havia alegado a “incompetência” de Moro para julgar o caso, pedindo que o processo fosse transferido para o Rio de Janeiro. Em petição, o MPF argumentou que a mulher de Eduardo Cunha tem ligação com o “esquema criminoso” instalado na Petrobras. O MPF também reforçou a conexão entre os crimes a ela atribuídos com os fatos apurados no escândalo de corrupção, cartel e propinas na estatal. Cláudia Cruz é formalmente acusada por lavagem de dinheiro e evasão de divisas em processo que apurou pagamento de propina de US$ 1,5 milhão a Eduardo Cunha no exterior. A propina teria sido desviada de contrato de aquisição, pela Petrobras, de direito de exploração de um campo petrolífero no Benin, na África. O dinheiro, ainda segundo o MPF, abasteceu contas em nome de off-shores e trusts usados para pagar faturas de cartões de crédito internacional utilizados por Cláudia Cruz.

Comente agora
Ibirataia: Kombi tomba em curva na BA-650
  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/08 19:05h

Uma Kombi tombou em um trecho da BA-650, de Ibirataia, no sudoeste baiano, neste domingo (21). O acidente teria ocorrido após o motorista perder o controle da direção e tombar nas imediações da “Curva da Garganta”. O acidente é o segundo na semana envolvendo Kombis. Segundo o Giro em Ipiaú, além do motorista, identificado pelo prenome de Gabriel, o veículo levava dois passageiros. Ninguém ficou ferido. Na última quinta-feira (18), um representante comercial sobreviveu após a Kombi conduzida por ele sair da pista e colidir em uma árvore às margens da rodovia. O trecho da BA-650 que liga Ipiaú e Ibirataia é um dos mais perigosos da região, por conta das curvas sinuosas, além da falta de acostamento.

Comente agora
Com a falta de um dos candidatos, prefeito Humberto Leite achou debate frio: “Foi o mesmo que eu estar dançando com minha irmã”
  Postado por Anacley Souza - 21/08 18:38h

Na última sexta-feira (19), ocorreu o debate da Andaiá FM no Antonius Imperial Hotel, Centro de Santo Antônio de Jesus com os candidatos a prefeito no município. O não comparecimento do deputado Rogério Andrade (PSD) por motivo de doença pode ter afetado no andamento do evento. Segundo o prefeito Humberto Leite (DEM) candidato a reeleição, a falta de um dos proponentes deixou o debate foi muito frio, “foi o mesmo que eu estar dançando com minha irmã, foi muito frio o negócio, muito gelado”, afirmou. Humberto esteve junto com seu vice Joanito Barbosa (PSC) durante todo o debate lhe dando apoio.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
3 comentários
Muritiba: "Nossa cidade terà dois prefeitos"; diz Babão ao apresentar filho como candidato
  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/08 16:13h

"Nossa cidade terá dois prefeitos", com esse jargão o ex-prefeito Epifânio Marques Sampaio, conhecido Babão (PRB), deixou nas “entrelinhas” num comício na noite deste sábado (21), sua impossibilidade diante da Lei da Ficha Limpa de sair candidato. O ex-gestor teve suas contas públicas reprovadas pela Câmara de Vereadores o que pode o tornar inelegível por oito anos. Diante da situação, o líder partidário poderá vir a renunciar e lançar o nome do filho Danilo Sampaio, popular Danilo de Babão (PRB) - na fato - como postulante a prefeito pelo seu grupo político. Ao tornar oficial este anuncio Babão deverá está fora da disputa. Essa possível mudança não foi bem aceita por alguns seguidores que optavam pelo nome do ex-vereador Luciano Cunha, público Luciano de Miranda (PSB). No final, Danilo foi consenso dentro da equipe majoritária. A disputa pela prefeitura de Muritiba poderá ficar entre Danilo de Babão (PRB), o atual vereador Dr. José Carlos Brandão (PSD) e o prefeito em exercício Roque Isquem (PDT) que concorre a reeleição no município. Contudo, com certeza, a decisão final encontra-se com os aproximados 20 mil eleitores que vão as urnas escolherem seu postulante no dia 02 de outubro.

Assista ao vídeo do comício de Babão: 

  1. Reportagem: Voz da Bahia
Comente agora
Preso na Lava Jato, ex-deputado baiano reduz pena com estudo e curso de mestre de obras
  Postado por Anacley Souza - 21/08 11:12h

O ex-deputado federal baiano Luiz Argôlo, preso pela Lava Jato, conseguiu reduzir sua pena com estudos realizados dentro da prisão. De acordo com a coluna Expresso, da revista Época, Argôlo é um dos mais dedicados a leituras e cursos oferecidos no Complexo Médico-Penal, em São José dos Pinhais, no Paraná. O ex-deputado foi condenado em novembro de 2015 a 11 anos e 11 meses de prisão por sua participação nos desvios da Petrobras, e perdeu o mandato após a condenação. Desde então, Argôlo já leu mais de seis livros e fez um curso de mestre de obras e edificações. Com a dedicação, já conseguiu desconto de mais de 150 dias da pena.

Comente agora
Na Bahia, 278 candidatos podem ser impugnados
  Postado por Anacley Souza - 21/08 07:58h

Quase cinco mil candidatos podem ser impugnados em todo o país. O balnço foi feito pelo Ministério Público que já identificou 4.942 candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano que poderão ser barrados por serem considerados fichas-sujas. De acordo com O Globo, o levantamento, feito por um sistema do Ministério Público Federal, ainda é preliminar e deve ser concluído somente na próxima semana. Até agora, são 179 os candidatos do Estado do Rio identificados como passíveis de impugnação. Não foram divulgados os nomes dos políticos. Não poderão disputar as eleições políticos que tiveram as contas rejeitadas quando ocuparam cargo ou função pública ou foram condenados em segunda instância por crimes como corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Ainda segundo O Globo, como o tempo de campanha e o registro de candidaturas aconteceu mais tarde do que em pleitos anteriores, a previsão da Justiça Eleitoral é que diversos políticos deverão concorrer com os registros ainda sob análise. Caso posteriormente eles sejam barrados, os votos que receberam são considerados nulos. Na Bahia, há 278 candidatos nesta situação. A expectativa é que o número cresça na próxima semana porque nem todos os registros de candidaturas constam no TSE. Até agora, foram pesquisados no sistema informações sobre 467 mil candidatos. Além do MP, os candidatos e partidos também pedir a perda de registro de adversários à Justiça Eleitoral.

Comente agora

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com