As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 19/12/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

10
Nov
Dilma deve aprovar renegociação das dívidas dos municípios, diz Temer
Postado por: Samile Macêdo / 19:08h

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse que tem convicção de que a presidenta Dilma Rousseff sancionará o projeto de lei que altera o indexador da dívida de estados e municípios com a União, aprovada na última quarta-feira (5). “Espero que haja aprovação da presidenta. Não sei se na totalidade, mas tenho absoluta convicção [de que será aprovado]”, declarou Temer, durante a 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada hoje (10) e amanhã (11) em Campinas (SP). Temer disse que o modelo de indexador gera distorções numéricas “que saltam aos olhos”. “Foi isso o que sensibilizou o Congresso”, acrescentou. “Conseguimos, em pouquíssimo tempo, aprovar [o projeto de lei], isso já foi um grande avanço, uma conquista da Frente Nacional dos Prefeitos”, declarou. Michel Temer avaliou que as demais reivindicações levantadas pelos prefeitos durante o encontro – 23 tópicos no total – são importantes. Comprometeu -se a levá-las à presidenta Dilma. “Vou insistir muito nisso”, disse. O Projeto de Lei Complementar 99/2013 troca o atual indexador da dívida dos estados e municípios, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, reduz os juros, dos patamares que vão de 6% a 9% ao ano, para 4% ao ano. (Política Livre)

Comente agora
10
Nov
Votação do plano de carreira de professores é adiada novamente
Postado por: Samile Macêdo / 17:49h

Os nove vetos do prefeito ACM Neto (DEM) ainda sobrestam a pauta de votação do Plano de Carreira e Vencimentos dos servidores Públicos de Salvador e os edis ainda não chegaram a um acordo para discutirem o plano que também contempla os professores municipais. Por falta de quórum nesta segunda-feira (10), a sessão foi adiada. Os líderes do governo e oposição, Joceval Rodrigues (PPS) e Gilmar Santiago (PT), se reúnem nesta tarde com o presidente da Casa Legislativa, Paulo Câmara (PSDB). Os pares decidem por uma pauta de votação. “Essa reunião é para conseguirmos contemplar, principalmente os professores. Mas existem os nove vetos que impedem a votação. Vamos tentar fechar isso hoje”, afirma o petista. A pressão dos professores pode ser o ponto crucial para viabilizar a votação. De acordo com a presidente do sindicato APLB, Marilene Betros, a matéria enviada pela prefeitura contempla a categoria, não tendo mais motivos para a discussão de emendas dos vereadores. “O plano de carreira foi um projeto discutido democraticamente e amplamente pela APLB. Fizemos reuniões, assembleias e encaminhamos ao prefeito. Só houve uma formatação jurídica, mas não há problemas”, reforça.

Comente agora
10
Nov
Com Congresso parado, deputados gastam R$ 1,5 mi em combustível
Postado por: Anacley Souza / 13:04h

Quem passasse pelo Congresso Nacional nos meses de setembro de outubro teria muito mais chances de encontrar turistas do que deputados ou senadores. Enquanto a campanha eleitoral se acirrava, os plenários da Câmara e do Senado ficaram vazios. Os parlamentares só pensavam em votos. Mas parte da engrenagem não parou. Pelo menos a que garante benefícios aos deputados. Somente nos dois últimos meses da campanha, os integrantes da Câmara gastaram mais de 1,5 milhão de reais em combustível da cota parlamentar, a antiga verba indenizatória. Em setembro, foram 791.656 reais em gasolina, álcool e diesel. No mês seguinte, 768.411 reais. Em tese, o dinheiro deve ser usado apenas em exercício do mandato. Mas, para prestar contas, basta ao deputado entregar uma nota fiscal do posto de combustível. Não há como provar que os recursos foram empregados conforme a regra. Dezenas de parlamentares usaram em outubro toda a cota a que tinham direito: 4.500 reais. Levando em conta o preço médio do combustível, um carro que percorra 10 quilômetros por lito rodaria 14.000 quilômetros com esse valor. Em um mês com 22 dias úteis, isso significa um trajeto de 640 quilômetros por dia. É como se o carro rodasse 8 horas diárias a uma média de 80 quilômetros por hora, sem interrupção.

Comente agora
10
Nov
S. A. de Jesus: Vereador SG Vinícius lança seu nome como possível candidato à eleição da Câmara Municipal
Postado por: Letícia Oliveira / 10:37h

Uma nova data foi marcada para realização da eleição da Câmara de Vereadores e mais um nome surgiu como disponível para concorrência, que elegerá um novo presidente. O nome que foi lançado já se colocou à disposição do seu grupo político. Trata-se do Vereador SG Marcus Vinícius. Após entrevista do vereador Délcio Mascarenhas, onde o mesmo disse que na Casa Legislativa tinha meia dúzia de bandidos, o deputado estadual eleito Marco Prisco ironizou que nada melhor do que um policial militar para ser presidente da Câmara, já que era um local que havia bandidos e assim aconteceu. Em conversa com á Rádio Recôncavo FM, o vereador destacou que não tinha condições necessárias de exercer a presidência da Câmara, mas adquiriu experiência, que dão condições de concorrer a essa presidência. “Diante de todas essas afirmações do vereador Délcio Mascarenhas, eu acho que há condições do lançamento do nosso nome para concorrer na próxima quinta-feira (13)”, destacou. Vinícius garantiu ser um grande candidato e afirmou que conversará com todos os vereadores da base do prefeito Humberto Leite. Segundo o entrevistado, é preciso mostrar quem são os verdadeiros bandidos da Câmara Municipal, então, por isso, coloca seu nome à disposição do seu grupo.

Data da eleição: Ao que parece a eleição da Câmara será realizada na próxima quinta-feira (13), porém o entrevistado discorda da data e afirmou que é preciso esperar a volta de Albino Martins, que também era um possível candidato, “nada mais justo do que esperar o direito do vereador Bino em participar desse pleito”, completou. Questionado se o objetivo da base do prefeito seria protelar até a volta de Albino para ser candidato, o edil desconversou dizendo que não sabe se o mesmo terá essa condição, mas deixou escapar que é uma ideia que pode vim a se concretizar, pelo fato de que Bino tem uma vasta experiência na Câmara de Vereadores, visto que possui sete mandatos.

Crítica ao magistrado: O Vereador opinou que achou uma afronta de Délcio Mascarenhas quando ele criticou o magistrado, que tem uma vasta experiência. “Ele simplesmente critica uma postura, ou seja, quando é em seu favor Délcio faz elogios, mas quando é ao contrário ele critica de forma agressiva”, frisou, acrescentando que ficou com lástimas diante desse fato.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

4 comentários
10
Nov
Secretaria de Urbanismo e Transporte de Salvador pode ser desmembrada
Postado por: Samile Macêdo / 10:31h

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte de Salvador pode ser desmembrada. Em avaliações feitas pelo prefeito ACM Neto (DEM) e assessores, a SEMUT foi diagnosticado como ‘gigante’. Na mira de Neto na minirreforma administrativa, que deve ocorrer até fevereiro, um lado fica o transporte e outro o urbanismo e planejamento. Segundo apurou o Bocão News, não haverá a criação de uma secretaria. As funções devem ser relocadas. “Tudo isso ainda é embrionário, mas as funções serão relocadas para outra pasta que não esteja tão sobrecarregada e que seja de uma área afim”, afirmou uma fonte do site. Ainda segundo apuração do Bocão News, Kátia Alves, atualmente presidente da Limpurb, deve mesmo deixar a autarquia para assumir mandato de vereadora. Coma saída de Prisco (PSDB), que foi eleito deputado estadual, Kátia vai reforçar a bancada do DEM na Câmara Municipal. Pelo estilo combativo, Kátia terá mais serventia para ACM Neto no Legislativo soteropolitano.

Comente agora
10
Nov
"O vice-presidente é o vice-presidente, o PMDB é o PMDB", diz Lúcio
Postado por: Letícia Oliveira / 08:58h

Sobre a relação do PMDB com o PT e o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) explicou sua posição. "O PMDB, como todos os partidos, tem esses problemas internos. Michel Temer disse que ia conversar para união do PMDB. A presidente Dilma declarou que o PT é o PT e ela é ela. Logicamnete, o PMDB da mesma forma: o vice-presidente é o vice-presidente, e o PMDB é o PMDB. Divergências no PMDB são normais", disse. (Metro1)

Comente agora
10
Nov
'Minha oposição era séria, eu não agia como ACM Neto quando estava aqui', diz Jean Wyllys
Postado por: Samile Macêdo / 08:10h

O deputado federal reeleito Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou conhecido, durante seu primeiro mandato, por fazer oposição ao governo Dilma (PT). No entanto, após a derrota da candidata à presidência do seu partido, Luciana Genro, o parlamentar passou a apoiar a campanha da petista no segundo turno, contra Aécio Neves (PSDB). Em entrevista ao Bahia Notícias, Wyllys afirmou que seu posicionamento se manterá o mesmo durante seu segundo mandato. "Eu continuo na oposição. Oposição à esquerda, porque nós temos oposição à esquerda e à direita. A minha oposição é ética e pautada pela justiça, ou seja, eu vou votar com o governo quando as propostas do governo forem boas para a população brasileira e vou votar contra o governo quando as propostas não forem boas", disse. Segundo o psolista, sua relação com o governo sempre foi excelente, mesmo como oposição, já que sempre foi respeitosa. "Minha oposição era uma oposição séria, eu não agia como ACM Neto quando estava aqui. A gente conviveu por um tempo aqui. Ele é do DEM, e o DEM faz oposição por oposição. O PSOL faz uma oposição justa", comparou.

Comente agora
09
Nov
Dinheiro doado para campanha de deputados e senadores daria para pagar Bolsa Família para 5 milhões de pessoas
Postado por: Samile Macêdo / 20:54h

Os R$ 2,5 bilhões doado aos candidatos a cargos legislativos nas eleições deste ano seriam suficientes para bancar o Bolsa Família de cerca de 5 milhões de inscritos (aproximadamente um terço do total de cadastrados) durante os três meses de campanha. O levantamento não leva em conta as campanhas de candidatos a governos e à Presidência — que costumam ser mais caras do que as campanhas para assembleias, Câmara dos Deputados e Senado. A reportagem chegou ao resultado a partir de cruzamento de dados do Bolsa Família, divulgados periodicamente pelo governo federal, com as prestações de contas enviadas pelos candidatos enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no último dia 4. Os números das prestações de contas foram divulgadas na sexta-feira (8) pelo Estadão Conteúdo. Juntos, os cerca de 1,5 mil deputados federais, estaduais e distritais e os senadores eleitos arrecadaram R$ 1,4 bilhão. Os 13 mil candidatos derrotados arrecadaram outros R$ 1,1 bilhão. O dinheiro tem de ser usado em ações promovidas durante três meses.

Comente agora
09
Nov
"Para a direita não adianta me empurrar que eu não vou", garante Aécio Neves
Postado por: Letícia Oliveira / 16:24h

Em entrevista para o jornal O Globo, o candidato à presidência pelo PSDB derrotado afirmou que não abdicará de seu papel de fazer oposição. O tucano admitiu ter cometido erros na campanha mais acirrada da história e garantiu, pela primeira vez, que o PT enfrentará uma "oposição conectada com a sociedade, e isso os assusta". "A oposição sai extremamente revigorada da eleição. A campanha teve duas marcas muito fortes. A primeira, protagonizada pelo PT e pela candidata que venceu: a utilização sem limites da máquina pública, do terrorismo eleitoral, aterrorizando beneficiários do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida. Inúmeras regiões ouviram durante meses, isso sim uma grande lorota, que, se o 45 ganhasse, seriam desfiliados dos programas", afirmou.  "Infelizmente, essa é uma marca perversa. Mas há uma outra, extraordinária, que é um combustível para construir essa nova oposição. O Brasil acordou, foi às ruas. Minha candidatura passou a ser um movimento. Nosso e desafio é manter vivo esse sentimento de mudança, por ética", completou o senador.

Comente agora
09
Nov
Candidatos pedem socorro para conseguir pagar gastos de campanha
Postado por: Letícia Oliveira / 15:32h

Com o fim da campanha eleitoral, é hora de pagar as contas. Para muitos candidatos, é o início de um périplo que passa por reuniões com as cúpulas dos partidos, empresários e apoiadores, com um único objetivo: conseguir recursos para saldar as dívidas. No geral, os partidos tendem a assumir as dívidas das campanhas majoritárias, no caso da última eleição, das despesas feitas pelas campanhas aos governos dos estados, ao Senado ou à presidência da República. Já para os candidatos a uma vaga na Câmara, que gastaram mais que o previsto, o pires na mão acaba sendo a solução. Para quem perdeu as eleições então, a saga é ainda mais árdua. “Se não mudar as regras, eu não tenho como participar disso mais não”, reclamou a deputada Iriny Lopes (PT-ES), que saiu da campanha com uma dívida superior a R$ 100 mil e não conseguiu se reeleger. A deputada arrecadou R$ 880.340,75 em toda sua campanha e obteve pouco mais de R$ 43 mil votos. A campanha mais cara do Espírito Santo foi feita pelo deputado Lelo Coimbra que gastou R$ 2.237.582,62 e obteve pouco mais de 94 mil votos.

Comente agora
09
Nov
Funcionária da prefeitura de S. A. de Jesus é morta dentro de casa com um tiro na cabeça
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:18h

A jovem Joceli da Silva Souza, 36 anos, foi encontrada morta com um tiro na cabeça dentro de sua residência, na manhã deste domingo (09), na Rua Fortaleza, Bairro Alto Sobradinho, em Santo Antônio de Jesus (180 km de Salvador). De acordo com informações, por volta das 12h moradores escutaram disparo de arma de fogo e acionaram PM que fez um cerco na área para conter os curiosos. O irmão da vítima, Ricardo Silva afirmou que ao entrar na casa encontrou o corpo na cozinha com uma marca de tiro na cabeça, sem sinais vitais, “ela não tinha inimigos e nunca teve passagens pela polícia”, disse. Joceli trabalhava na prefeitura, cuidava dos medicamentos na área da secretaria de saúde. O DPT (Departamento de Polícia Técnica) da cidade recambiou o corpo para realização da necropsia. A polícia Civil agora investiga os motivos que levaram o homicídio. Joceli morava com os avós e com uma filha de cinco anos. Segundo testemunhas, no momento do assassinato ela estava sozinha, os parentes haviam ido ao clube.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Mulher foi encontrada morta em sua residência / Fotos: Voz da Bahia

  1. O corpo foi recambiado para o DPT para necrópsia / Fotos: Voz da Bahia
3 comentários
09
Nov
Presidente Dilma e Lula estão com relações rompidas
Postado por: Letícia Oliveira / 14:23h

Lula e a presidente Dilma estão rompidos. Uma pequena mostra foi a breve aparição do ex-presidente no palanque da vitória no domingo da eleição. Depois, ele se foi e Dilma discursou sozinha. A razão da pendenga é a que todos pensam: ele capitaliza as duas vitórias dela e quer opinar mais; e Dilma quer independência – pelo menos no segundo governo. Dilma soltou um ‘Desta vez será do meu jeito’, para ministros palacianos. Há poucos dias, ela e Lula tiveram uma conversa numa tentativa de afinação. (Correio)

Comente agora
09
Nov
Com nova série na internet, TRE-BA promove informação com bom humor
Postado por: Letícia Oliveira / 08:46h
Com a justicifativa de diversificar o estilo adotado até o momento nos programas da TV TRE-BA, canal oficial da Justiça Eleitoral baiana no Youtube, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia lançou a série EmCenaAção, que tem o objetivo de tratar de forma descontraída e acessível os assuntos relacionados à cidadania e eleições. O programa que estreiou nesta sexta-feira (07), "O bem informado", falou dos prazos para eleitores e mesários justificarem suas ausências ao pleito e foi estrelado por dois servidores da Casa, Robelza Rocha e Tiago Albuquerque. "Nosso objetivo primordial é levar a informação ao cidadão. As redes sociais têm se mostrado a ferramenta mais eficiente e econômica para alcançar este propósito", pontua o Diretor Geral André Beserra, entusiasta do projeto. A pretensão é que os vídeos sejam veiculados semanalmente, com lançamento às sextas-feiras. Todos os episódios serão produzidos pela Assessoria de Comunicação e contarão sempre com o talento dos servidores e, eventualmente, com convidados especiais. "Nossas campanhas já tiveram a participação de cantores como Durval Lélys, Pablo e Xanddy, além de jogadores do Bahia e do Vitória. Com certeza, o brilho de artistas ajuda a alcançar um número maior de pessoas", analisa Venícios Belo, Coordenador da TV TRE-BA e um dos idealizadores da série.
Comente agora
09
Nov
Para evitar Cunha na presidência da Câmara, governo deve apoiar qualquer candidato da base
Postado por: Letícia Oliveira / 08:13h

O ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, foi incumbido pela presidente Dilma Rousseff de intermediar as negociações com o PMDB em torno da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Berzoini informará a o partido que o governo federal está disposto a apoiar qualquer representante da base aliada para a função, desde que não seja o líder da legenda na Casa, Eduardo Cunha (RJ). O parlamentar está à frente do “blocão”, grupo de parlamentares da base insatisfeitos com a gestão petista. De acordo com a coluna, o segundo recado de Berzoini aos peemedebistas é a garantia do apoio total à reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado, como forma de pedir ajuda da cúpula da sigla para aliviar a pressão na Câmara. 

Comente agora
08
Nov
Dilma Rousseff diz que 1° dia do Enem foi um sucesso e lamenta morte de aluna
Postado por: Samile Macêdo / 22:04h

A presidente Dilma Rousseff afirmou em sua conta oficial de Twitter que o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) foi um sucesso e lamentou a morte da estudante de Olinda (PE) neste sábado (8). "Foi um sucesso o primeiro dia de provas do Enem2014, com recorde de inscritos: + de 8,7 milhões de participantes. Parabéns a todos!", disse a presidente. No primeiro dia, os candidatos enfrentaram as provas de ciências humanas e de ciências da natureza. A presidente comentou que o Enem abre oportunidades no ensino superior. "Em 2013, o #Enem abriu 170 mil vagas em 115 instituições públicas de ensino superior, por meio do #Sisu." Dilma ainda desejou sorte para todos os candidatos no último dia de provas e lamentou a morte de Olinda que passou mal antes da prova e morreu. "Presto minha solidariedade à família e aos amigos da candidata Edivana de Assis, cuja morte ocorreu qdo se preparava para as provas em Olinda", postou.

Comente agora
08
Nov
Vitrines de Dilma, obras do NE atrasam e acumulam aumentos de R$ 47 bilhões
Postado por: Samile Macêdo / 21:30h

A região Nordeste, que deu mais de 70% dos votos válidos para a releição presidente Dilma Rousseff (PT), espera há anos a conclusão das principais obras prometidas à região. A transposição do rio São Francisco, a refinaria Abreu e Lima e a ferrovia Transnordestina estão em andamento, mas têm cronograma atrasado e o preço inicial já foi aumentado R$ 47 bilhões. A obra-símbolo do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na região é a transposição do rio São Francisco, que já contabiliza mais de dois anos de atraso. O projeto de "Integração do Rio São Francisco", como é chamada oficialmente a transposição, é a maior obra de infraestrutura hídrica do país, com 477 km de canais que devem abastecer 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A previsão inicial de entrega era 2012, mas agora a inauguração só deve ocorrer no próximo ano, com elevação de 80% no valor inicial: de R$ 4,8 bilhões para R$ 8,2 bilhões. Para acelerar a obra, há canteiros com turnos de trabalho nas 24 horas do dia. Outro caso emblemático de atraso é a ferrovia Transnordestina, que, na verdade, é uma concessão a um empreendimento privado, mas que está incluso no PAC.

Comente agora
08
Nov
Dilma Rousseff convoca Geraldo Alckmin para discutir crise hídrica em São Paulo
Postado por: Samile Macêdo / 18:55h

A escassez de água em São Paulo é uma das prioridades do segundo mandato de Dilma Rousseff (PT). Para tentar resolver o problema, a presidente reeleita convocou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin para discutir na próxima segunda-feira (10), as oito propostas encaminhadas por ele para evitar o desabastecimento de água no Estado. O nível do Sistema Cantareira caiu de 11,6% na última sexta-feira (7) para 11,5% neste sábado (8), de acordo com medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A chuva de 6,8 mm registrada durante a última semana não foi suficiente para evitar uma nova queda. (Metro1)

Comente agora
08
Nov
Marina: fatos ‘desmantelam’ marketing de Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 14:51h

Triturada no primeiro turno da disputa presidencial pelo moedor de reputações em que se converteu o comitê eleitoral de Dilma Rousseff, a ex-presidenciável Marina Silva saboreia agora a auto-desconstrução a que se submete sua ex-rival. Marina levou às redes sociais dois quadros comparando frases da candidata petista com a realidade que cerca a presidente reeleita do PT. “Vejam como a realidade desmantela o marketing eleitoral de Dilma”, Marina anotou. Num dos quadros, Marina recorda o comentário de Dilma sobre a proposta do PSB de dar autonomia legal ao Banco Central. Marquetada, a candidata dizia que o BC autônomo era coisa da turma que tramava cortes, superávits e “juros para danar”. Reeleita, a presidente viu os juros subirem três dias antes da eleiçao. Noutro quadro, Marina relembra os ataques de Dilma à tese de que é preciso rever o papel dos bancos públicos na política econômica —uma tese cara ao economista tucano Armínio Fraga, que Aécio disse que nomearia para a pasta da Fazenda. Ao lado, um resumo da entrevista na qual o ministro Guido Mantega, ainda na gerência da economia, informou nesta sexta (7) que subsídios financeiros concedidos a bancos públicos devem ser passados na lâmina. Quer dizer: Marina está muito perto de chamar Dilma pelo pseudônimo de estelionato eleitoral. Quando o marketing desconsidera o Orçamento, é isso o que costuma acontecer, (BlogdoJosias)

Comente agora
08
Nov
Semana promete discussões quentes entre deputados e vereadores baianos
Postado por: Letícia Oliveira / 14:16h

A próxima semana na Assembleia Legislativa da Bahia e na Câmara Municipal de Salvador será de acaloradas discussões a respeito de projetos importantes que deverão entrar em pauta. No caso da ALBA, por exemplo, está previsto para a próxima terça-feira (11) a votação em plenário das Leis de Organização Básica da PM e Bombeiros. Em reunião na última quinta-feira (06), o deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Casa, lembrou que a votação deveria ter ocorrido na última terça-feira (04), mas um impasse ocorreu após o representante da Associação de Policiais, Bombeiros e seus Familiares do Estado da Nahia (Aspra), Marcos Prisco, ter pedido mais uma semana. “Esperamos que não haja empecilho por parte da oposição para votarmos as LOBS por acordo, na próxima terça (11). Estou fazendo o que ficou combinado com as representações dos Policiais Militares e Bombeiros. Porém, se não chegarmos a um consenso, levaremos a LOB para votação como Medida de Urgência, para que seja apreciada e aprovada”, declarou o deputado Zé Neto. Prisco, que atualmente é vereador, deverá deixar o mandato para ocupar uma cadeira na Assembleia no ano que vem. Ele foi um dos deputados estaduais eleitos com maior número de votos no Estado. (Trbuna)

Comente agora
08
Nov
Entre os candidatos ao Senado, donos de maiores dívidas ficam sem mandato
Postado por: Letícia Oliveira / 11:48h

A disputa ao Senado em todo o Brasil terminou com um prejuízo de R$ 10,8 milhões, conforme dados tabulados com base na prestação final de contas dos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na quinta-feira (06.11), o iG mostrou que os candidatos aos governos estaduais que não conseguiram chegar ao segundo turno e os governadores eleitos em primeiro turno terminaram a disputa com um déficit de R$ 96 milhões. Das 177 pessoas que participaram da disputa ao Senado, 20 gastaram mais do que arrecadaram. Outros 53 declararam que custearam exatamente o mesmo montante que levantaram em campanha e 74 gastaram menos do que arredaram. Estes candidatos que terminaram a campanha com fluxo de caixa no azul terão que destinar os recursos ao fundo partidário. Outros 30 candidatos ainda não prestaram contas com a Justiça Eleitoral e estão passíveis de punições, como o pagamento de multa ou até o indeferimento de um novo registro de candidatura.

Comente agora
08
Nov
Lula quer escolher pelo menos três dos ministros de Dilma
Postado por: Samile Macêdo / 10:28h

x-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja participar pessoalmente da indicação de pelo menos três dos ministros que devem compor o governo de Dilma Rousseff (PT) a partir do ano que vem. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, Lula já possui suas indicações para as pastas da Fazenda, Educação e Cidades. Em um encontro com Dilma, nesta semana, em Brasília, o ex-presidente teria recebido o aval para acompanhar de perto as iniciativas e os resultados dessas pastas, que ele acredita serem "fundamentais para o futuro governo". Mesmo que durante o seu primeiro mandato, Dilma tenha se incomodado com as sugestões e pitacos de seu sucessor - por tentar construir uma imagem de independência - agora ela sabe que ele tem interesse direto no seu governo. Afinal, em 2018, Lula deve voltar a concorrer à Presidência da República. "Esse governo não pode dar errado. Lula acompanhará bem de perto", explica um aliado do ex-presidente que também transita com liberdade no círculo de Dilma. As decisões, no entanto, ainda vão depender da presidente e, se preciso for, haverá um embate. Um dos cargos que causará discussões será o de ministro da Fazenda. Isso porque Dilma quer o ex-secretário-executivo da pasta Nelson Barbosa, mas Lula prefere o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. (Terra)

Comente agora
08
Nov
Wagner quer aprovação das leis da PM e dos Bombeiros este ano
Postado por: Letícia Oliveira / 09:32h

O governador Jaques Wagner (PT) deve voltar hoje do descanso que fez pela Europa esta semana. Cotado para vários ministérios, o petista certamente vai assumir alguma pasta importante no próximo mandado da presidente Dilma Rousseff (PT). Na Bahia, o foco do governador é a articulação na Assembleia Legislativa da Bahia, que vota projetos importantes como a Lei de Organização Básica da Polícia Militar e do Corpo de bombeiros. Wagner quer deixar o Palácio de Ondina tendo sancionado as leis, principalmente porque as greves da PM no seu governo foram as mais danosas. Os partidos da base devem votar as LOBs nessa legislatura, mesmo para não deixar o deputado estadual eleito Marco Prisco (PSDB) colher os louros das leis depois de tomar posse. A discussão na próxima legislatura beneficiaria o oposicionista que causou danos irreversíveis ao governador. Além disso, Wagner se concentra em agendas institucionais e entrega de obras que estão em andamento. (Bocão News)

Comente agora
08
Nov
Partidos esperam sinal de Rui Costa para compor o novo governo baiano
Postado por: Samile Macêdo / 09:06h

Aliados no governo Wagner e nas recentes coligações eleitorais que ajudaram a eleger Rui Costa (PT) para a sucessão, dez partidos devem aguardar a convocação do governador eleito para integrarem a nova gestão. O petista que está em viagem de descanso e deve chegar daqui a uma semana terá como tarefa prioritária cobrar o cenário traçado pela equipe de transição, assim como dialogar com os parceiros, que anseiam por definir seus espaços no governo. Apesar de a maioria levar em conta a discrição ao tratar no assunto, os recados evidenciam o desejo de serem reconhecidos pelo futuro governador. Alguns têm relação histórica com o PT, que encabeça o poder, outros foram atraídos pelo governador Jaques Wagner, durante o primeiro e o segundo mandato e os demais se aliaram dentro do novo contexto eleitoral. Duas coligações estiveram com Rui sendo uma composta por PT, PSD, PP, PR, PCdoB e PTB e a segunda PMN, PHS e PTdoB (que saiu dividida por conta da questão judicial, onde integrantes se divergiram no apoio a Rui e a Paulo Souto do DEM). Corre por fora ainda o PSB e o PV, que teria integrantes ainda com cargos no governo. O certo é que dessa forma, Rui caminha para repetir a grande base de Wagner e as suas complexidades. Embora ninguém deixe claro, a barganha por cargos é uma das formas de mantê-los no ninho governista. Conforme avaliações, a meta de Rui de reduzir secretarias, tornando a estrutura mais eficiente vai exigir também habilidade política, já que precisará dos espaços para abrigar os aliados.

Comente agora
08
Nov
S. A. de Jesus: Vereador diz que após apoiar o PT nas eleições, a administração municipal recebeu um "chute na bunda"
Postado por: Letícia Oliveira / 08:21h

Entrevistado pela Rádio Andaiá FM, o vereador Gilson Bastos comentou sobre a eleição da Câmara de Vereadores, que foi adiada por duas vezes e o polêmico comentário do presidente do PT municipal, Zenilton Conceição, que criticou a administração com um post no facebook.

Comentário do presidente do PT: Bastos comentou a publicação do presidente do PT no município Zenilton Conceição, onde ele faz críticas à administração do prefeito Humberto Leite e o chama de “prefeito fanfarrão”. O edil destacou que essas colocações foram infelizes, pois ele tem que respeitar o prefeito municipal e a população que trabalha na administração, “não pode chamar essas mulheres de periguetes e moloides. Eu acho que Zenilton está querendo afastar o prefeito do Governo Wagner e Dilma por entender que o partido está assumindo a responsabilidade e deixando ele de lado”, salientou. O vereador alegou que após apoiar a eleição dos candidatos do PT, a administração municipal recebeu um “chute na bunda”.

Eleição da Câmara Municipal de Vereadores: De acordo com informações, um novo edital foi publicado pela diretoria da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus marcando a eleição do órgão para a próxima quinta-feira (13), após o segundo adiamento. O vereador Gilson Bastos, que entrou com a liminar duas vezes para impedir a eleição devido a irregularidades, que segundo ele possuía o edital, foi entrevistado pela Rádio Andaiá FM e disse que ainda não teve acesso ao novo edital, porém garantiu que se houver coisas erradas irá impedir novamente e quantas vezes for necessário. “Pode colocar 200 vezes o edital, que irei a Justiça toda vez para que faça a coisa certa. Acho que não precisa ansiedade de fazer eleição da mesa diretora. Na minha opinião era melhor dar um tempo, pois os ânimos estão à flor da pele, era preciso sentar e se acalmar”, opinou, acrescentando que em sua opinião o presidente Marcos Có é uma pessoa tranquila, mas, provavelmente, está sofrendo pressão de alguns vereadores da oposição, que se acham donos da Câmara. “O tempo da ditadura já acabou, vereador não pode estar mandando em voto do outro. Teve uma eleição aqui, onde quatro ou cinco vereadores estavam presos num quarto e recebendo comida por debaixo da porta, até com pitbull para não saírem, isso é uma vergonha”, garantiu. Segundo o entrevistado, essa situação aconteceu há pouco tempo na cidade de Santo Antônio de Jesus, porém se conteve a aprofundar o assunto, comentando que depois que passar a eleição vai falar sobre isso.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

2 comentários
07
Nov
Eleição da Câmara: Presidente do PT de S. A. de Jesus causa polêmica em rede social ao postar duras críticas
Postado por: Samile Macêdo / 21:28h

A movimentação especialmente da chapa formada pelos apoiadores do prefeito Humberto Leite (PDT) na Câmara de Vereadores do município de Santo Antônio de Jesus na noite de ontem (06), gerou muita repercussão. Após a prorrogação da eleição da Casa Legislativa pela 2ª vez, nas redes sociais foi postada por Zenilton Conceição, Presidente do Partido dos Trabalhadores no município um comentário polêmico sobre a sessão realizada na última quinta-feira (06).

Leia abaixo:

“Pena é ver que os molóides (come e dorme), da prefeitura, têm de dizer ou postar para tentar garantir o empreguinho junto ao bando de celerados. Será realmente que consideram algumas vaias, ou gritos histéricos de algumas piriguetes ajudadas por moleques, que num passado recente saíram às ruas com pinicos achando que estavam fazendo campanhas eleitorais? Os quais, aliás, são os mesmos que no início da década de 90, invadiram depredaram e saqueou a casa de certo *prefeito fanfarrão. Oh, seus molóides, procurem algo de útil para fazer, porque eu e o PT em Santo Antônio de Jesus estamos preocupados e trabalhamos pelo bem da população santoantoniense”.

Post original de Zenilton:

* A publicação está no Facebook, o presidente do PT deixa subentendido que a colocação ‘Prefeito fanfarrão’, descrita no post é uma indireta ao prefeito de Santo Antônio de Jesus Humberto Leite.

  1. Reportagem: Voz da Bahia
6 comentários
07
Nov
Retirada da LOB da PM gera mal estar entre oposição e governo
Postado por: Samile Macêdo / 21:26h

A retirada de pauta dos dois projetos que tratam da Lei da Organização Básica da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (LOBs) criou um mal estar entre governistas e oposicionistas na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A solicitação foi feita pelo governador em exercício Otto Alencar (PSD) ao presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT). De acordo com a Oposição, o governo quebrou acordo ao retirar 14 projetos que já tinham sido acordados para ser votados, mas que estavam sobrestando a votação das LOBs, propostas de maior interesse atualmente da administração estadual. A manobra deu condições de as proposições que tratam da PM e dos Bombeiros saírem e retornarem em caráter de “urgência-urgentíssima”, o que deve ser votada já na próxima semana. “Se nós estamos negociando, tínhamos que ser consultados. Quando há essa quebra de confiança, automaticamente não temos nenhum compromisso e, por isso, vamos radicalizar”, avisou o líder do DEM e vice-líder da oposição, deputado Carlos Gaban, em entrevista ao Bocão News. Nesta sexta (7), por meio de nota, a Associação dos Policiais Militares do Estado da Bahia (Aspra) negou que teria concordado com a votação da LOB e questionou os motivos pelos quais o Executivo solicitou a retirada do projeto da pauta.

Comente agora
07
Nov
Candidato à presidência da Câmara de SAJ, o petista Uberdan aponta: “Eu sou contra as irregularidades na prefeitura”
Postado por: Letícia Oliveira / 21:02h

A eleição da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus está dando o que falar. Após mais um adiamento, tudo indica que a escolha dos novos membros da Mesa Diretora da Câmara venha ocorrer na próxima quinta-feira (07). O vereador e professor Uberdan Cardoso (PT), que também é candidato ao pleito, apoiado pelo grupo do ex-prefeito Euvaldo Rosa. Em entrevista a Ney Baccely da Rádio Recôncavo FM, relatou que está muito confortável, apesar de enfrentar um colega de partido nessa eleição. “Quando você dialoga no campo das ideias, você assume um comportamento e um lado, você precisa andar confortável, tranquilo e em paz com sua consciência. Estou muito tranquilo independentemente do meu adversário à chapa”, disse. Segundo o entrevistado, para alguns a democracia só é útil quando está o seu serviço, mas a partir do momento que o prejudica, a pessoa acaba não tendo a noção da democracia. Ele assegurou que não há nenhum problema nessa dinâmica da eleição da Câmara.

O apoio de Cristiano Sena a Rogério Andrade pesa na eleição? Questionado se o apoio do vereador e aspirante a presidência, o petista Cristiano Sena ao deputado estadual Rogério Andrade pesa nessa eleição, Cardoso garantiu que o problema não está nesse voto e não há nenhuma relação, explicando que após o prefeito não escolher um militante do partido para assumir uma secretaria, foi feita uma reunião e foi levado ao gestor municipal o pleito, onde foi exigido que ele cumprisse algumas das ideias do partido como a renovação do PDDU, orçamento participativo, dentre outros, “constava também no documento a Secretaria de Juventude e Cultura em mãos do PT, que foi uma promessa do prefeito, nós não propusemos isso. Fomos para uma reunião no diretório para definir se iríamos ou não, então foi decidido apoiar o prefeito com nossa condição”, completou. Ainda segundo ele, Humberto Leite assinou o documento concordando com a pauta, porém passado oito meses da administração, em que o PT foi leal ao prefeito, ele não fazia reforma administrativa e alegava que não podia criar novos cargos. “Numa reunião do diretório eu comuniquei e mostrei que do que pedimos nada foi resolvido. Sendo assim numa nova votação, o diretório da legenda decidiu caminhar independente e argumentei se ele voltasse atrás não poderíamos aceitar, pois nossa briga não era pela secretaria e sim por ideias da administração municipal, então nesse dia ficou decidido que o PT não aceitaria uma nova secretaria e romperia com o gestor”, externou. Uberdan completou que iria votar no seu colega Cristiano se não fosse candidato, pois não retribuiria a falta de lealdade.

A secretária de educação representa o PT? Com relação à secretária de educação Ely Mary Bitencourt, Uberdan foi perguntando se ela representaria o partido na administração e negou, acrescentando que ela tem relação com membros do partido, mas é uma indicação exclusiva do prefeito, que a considera um quadro respeitável e uma pessoa competente. “Ele teve a sorte de indica-la. Ele teria convidado também o professor Clóvis Ezequiel, que levou o pleito ao PT, mas voltamos a dizer que não iriamos aceitar nenhum cargo do prefeito Humberto”, completou.

Cristiano Sena segue o PT independente?

7 comentários
07
Nov
'PMDB não é aliado, é o governo', diz Temer
Postado por: Samile Macêdo / 20:57h

O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, reiterou a importância de seu partido neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) e, em entrevista ao jornal Destak, disse não ter dúvidas de que a legenda ocupará posições de destaque no governo, compatíveis com o seu tamanho. "Não somos aliados do governo, somos o governo", disse Temer, em entrevista ontem ao jornal. O perfil oficial do vice-presidente no Twitter divulgou os principais trechos da entrevista na tarde desta sexta-feira, destacando o papel da sigla no novo mandato de Dilma e dizendo que, na disputa pela presidência da Câmara, se tiver um candidato, mesmo do PMDB, que se coloque contra o governo, ele estará se colocando contra ele próprio, que é vice-presidente da República. Indagado se o partido continuará com os cinco ministérios, Temer disse que a decisão é da presidente Dilma. "Ela terá sensibilidade para verificar o tamanho do PMDB e o que entrega ao PMDB. Não por ser um partido aliado, mas por ser um partido que está no governo. Agora, se serão cinco, seis, sete, quatro, é uma coisa a ser decidida. O que é importante é que o PMDB possa participar da formulação das políticas públicas do País", disse, citando as áreas da educação, saúde, política econômica e cultura.

Comente agora
07
Nov
CPI da Petrobras é prorrogada por um mês pelo Senado
Postado por: Samile Macêdo / 18:41h

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga as denúncias de corrupção na Petrobras será prorrogada por mais um mês. O relatório final da comissão deveria ser votado no fim deste mês, mas com o adiamento isso só acontecerá em 22 de dezembro. O número de assinaturas necessárias para conseguir a prorrogação dos trabalhos foi alcançada nesta sexta-feira (7). Esta CPI, que esta parada desde julho, é realizada paralelamente à Comissão Parlamentar Mista da Petrobras, que investiga as mesmas denúncias, mas é composta por deputados e senadores conjuntamente. As duas comissões investigam denúncias de que empreiteiras que têm contratos com a estatal pagavam propina a diretores da empresa e a partidos políticos. (Metro1)

Comente agora
07
Nov
Prefeito de Juazeiro é absolvido de condenação que cassava mandato
Postado por: Letícia Oliveira / 18:21h

O Prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho (PCdoB), deverá pagar multa de 50 mil reais pela prática de conduta proibida no período das Eleições 2012. A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que julgou nesta quinta-feira (06) o recurso do prefeito contra decisão do Juiz da 47ª Zona Eleitoral, que havia cassado o seu diploma, decretando ainda a sua inelegibilidade por oito anos. Apesar de reconhecer a ocorrência de conduta proibida, já que o gestor não justificou o porquê da contratação temporária de servidores públicos em período não permitido no ano eleitoral (art.73, V, b, da Lei nº 9.504/97), a Corte acatou parcialmente o recurso. Afastou a hipótese de abuso de poder econômico e político que havia ensejado a sua cassação, alterando a sentença do Juízo de 1º Grau. Com a decisão, o prefeito deve permanecer no cargo.

Comente agora
07
Nov
Eleições da Câmara de S. A. de Jesus: Chispita revela que a chapa da situação a presidência pode ser modificada
Postado por: Anacley Souza / 12:35h

O nome do vereador Cristiano Sena (PT) pode deixar de ser o candidato da situação após o segundo adiamento das eleições na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, foi o que informou em entrevista a Recôncavo FM, o Vereador Marcos Muniz (PSD), mais conhecido como Chispita. Citando parágrafos da liminar expedida pelo Juiz Eleitoral da Comarca de Santo Antônio de Jesus, Chispita afirmou que a chapa pode ser modificada, “temos estratégias e iremos usá-las. Iremos apresentar no momento da sessão no próximo dia 13. Desta vez não haverá mutreta. Não haverá enganação”, afirma. Em relação à nova liminar expedida pelo vereador Gilson Bastos (PDT) onde através da Justiça indeferiu a eleição na noite desta quinta-feira (06), Muniz disse que o recurso teve finalidade maior de mostrar algo que a presidência está encobrindo. Questionado do que se referia, o edil se furtou em dizer e acrescentou que a oposição está imbuída em acelerar as eleições para encobrir algum fato e que irá descobrir do que se trata, “maculam algo da sociedade. A justiça nos deu o direito de igualdade e iremos apresentar nossa chapa igualitariamente, caso contrário iremos anular mais uma vez a votação”, revela. Chispita falou também a respeito os seguranças contratados para o momento de votação e se mostrou insatisfeito com a ação, chegando a questionar os motivos, “fecharam a Câmara para que o povo não pudesse entrar. Isso é um absurdo, uma verdadeira vergonha”, completa.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
3 comentários
07
Nov
Dilma sobre excessos do PT: "Não me influenciam, eu represento o país"
Postado por: Samile Macêdo / 11:51h

Em encontro com jornalistas nesta quinta-feira (6) a presidente Dilma Rousseff (PT) comentou os excessos cometidos pelo PT, partido que é filiado desde 2000. Segundo a presidente reeleita, ela representa o país e não o partido. "Eu não represento o PT. Eu represento a Presidência da República. A opinião do PT é a opinião de um partido. Não me influencia, eu represento o país. Sou presidente dos brasileiros. Acho que o PT, como qualquer partido, tem posições de parte e não do todo, é deles, é típico", afirmou. "Essa questão das eleições, que o PT se queixa que houve xingamentos e agressões, as duas partes reclamam da mesma coisa. Eu acho que não deveria caber a mim - e não cabe, eu não faço isso. E não acho que deveria caber também ao adversário. Se a gente tiver um pingo de cabeça fria, a gente vai ver que numa eleição ninguém controla o que se diz nas ruas nem nas redes sociais. Só se controla o que nós mesmo dissemos", completou. (Metro1)

Comente agora
07
Nov
Sobre a 2ª adiamento da eleição da Câmara de S. A. de Jesus, vereador diz: “A justiça foi complacente e conivente com este absurdo”
Postado por: Anacley Souza / 11:28h

Mas uma vez as eleições que decidirá a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da cidade de Santo Antônio de Jesus foi adiada para a próxima semana por força de mais uma liminar do vereador Gilson Bastos (PDT), desta vez acatada pelo Juiz Dr. Givandro Cardoso, da Comarca do município. Esta ação foi impetrada na noite de ontemAlguns vereadores, principalmente aqueles que encabeçam a chapa de oposição ao prefeito Humberto Leite (PDT), interpretaram a atitude do TRE como ‘ingerência’, como afirmou o vereador e ex-presidente da Casa, Délcio Mascarenhas (PP), em entrevista ao repórter Joselito Fróes da rádio Recôncavo FM, o edil alegou: “a decisão da justiça foi um absurdo e protelatório. Se ao menos o grupo da situação tivesse apoio da maioria não precisariam de manobras para impedir a votação. Por falta de atenção no texto, o Poder Judiciário foi complacente e conivente com este absurdo”, pontuou o edil. Segundo Mascarenhas, a primeira liminar, que observava o prazo de até 72h para o lançamento de um novo processo foi cumprido, mas que na visão do Dr. Givandro Cardoso, o prazo se estingue às 8h da manhã de sexta-feira (07) a partir da contagem de dias úteis já que a liminar foi expedida num sábado, “o segundo edital foi lançado com 75h, duas horas a mais do que o indicado. O juiz não quis enxergar essa certidão e o melhor mesmo foi acatar da decisão”. De acordo com Mascarenhas, o atual presidente da Casa Marcos Có (PP) esteve em reunião com a Justiça para revisar o expediente e contestam que na primeira certidão existe um mandato de segurança onde indica à publicação às 17h de segunda-feira (03), cumprindo assim o prazo da liminar, “o que nossos opositores querem é confundir e angariar companheiros para as suas articulações. Eles não aceitam a derrota tanto que anexaram documentação falsa para impedir a votação”, complementa. Questionado se a justiça foi injusta em sua decisão, Mascarenhas declarou que a ação foi uma intromissão desnecessária e que fere os princípios da legalidade, “o juiz deveria aguardar primeiros os acontecimentos para depois se manifestar”, salienta.

Sobre declaração que “existem bandidos na Câmara”: Em relação a sua declaração de que há bandidos eleitos na Câmara, Délcio não se furtou em reafirmar citando uma declaração da Ministra Eliana Calmon onde afirmou em discurso que existem “bandidos de toga”, não se referindo a quem se tratava sua afirmativa.

  1. Redação Voz da Bahia
Um comentário
07
Nov
Prefeituras baianas iniciam cortes de gastos para atenderem lei de responsabilidade fiscal
Postado por: Samile Macêdo / 10:49h

As prefeituras baianas iniciaram uma série de cortes nos gastos públicos, principalmente relacionados a cargos comissionados, para tentarem se adequar às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A legislação determina que as despesas totais dos municípios não pode ultrapassar 60% da receita corrente líquida, o que, segundo os gestores, não é tão simples quanto parece. Segundo a prefeita de Cardeal da Silva e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB), a conta final considera a contratação de funcionários exigidos por programas do governo federal, o que faz com que os gastos no setor aumentem sem que haja uma flexibilização na cobrança do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Com a inflação, os municípios perderam poder de gerir receitas. A maior parte vive de repasses federais e todos os anos as despesas aumentas e recursos não. Precisamos de uma redistribuição para que cada município tenha condições de se manter sem que o gestor tenha que infringir a lei”, reclama. Quitéria afirma que a UPB solicitou, há um ano, que o TCM reconsiderasse a inclusão dos valores de iniciativas como o Programa Saúde da Família (PSF) e o Samu, o que poderia funcionar como uma “medida emergencial para esse momento de crise”. “Como as cidades não instituíram os programas mas são obrigados a contratar, isso implica no aumento dos gastos com pessoal. [...] Nós estamos regularmente dando subsídios ao tribunal, por meio de nossos advogados, para que eles entendam que essa alteração é necessária”, defende. (BN)

Comente agora
07
Nov
Eleição na Câmara de Santo Antônio de Jesus é adiada mais uma vez‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:06h

O juiz da comarca de Santo Antônio de Jesus, Gilvandro Cardoso, decidiu na noite de ontem, quinta-feira (6) suspender mais uma vez a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2015/2016, que estava prevista para acontecer ontem às 19h. A decisão foi tomada no julgamento de um mandado de segurança interposto pelo vereador da situação Gilson Bastos (PDT). Essa foi a segunda decisão judicial na semana, relacionada às eleições da Mesa Diretora da Câmara. A discussão gira em torno do prazo para convocar as eleições. Porém, o Regimento Interno da Câmara prevê que o presidente da Mesa ou a maioria dos vereadores podem tomar a iniciativa de publicar edital com a data da eleição, ou seja, a competência para convocação da eleição seria concorrente, não sendo ilegal a convocação da eleição pela presidência ou pela maioria. Mesmo assim, acatando a decisão judicial, não houve a votação, e a decisão foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 10, às 19h, quando haverá a sessão ordinária semanal.

O líder da bancada do prefeito, vereador Marcos Muniz, solicitou ao presidente Marcos Có, a abertura da sessão, mas o clima tenso e hostil de algumas pessoas que estavam presentes na assistência impediu o andamento dos trabalhos. Assim, o presidente considerou a sessão prejudicada e não abriu os trabalhos, encerrando após fazer algumas considerações e pedir desculpas ao público que praticamente lotou as dependências. "Nesse clima não temos condições de abrir a sessão. Acatamos o pedido da Justiça mais uma vez e suspendemos a eleição, que ocorrerá na proxima segunda-feira, dia 10. A eleição podria até ocorrer na manhã desta sexta (7), quando vence o prazo impetrado de 72 horas, mas vamos aguardar até segunda", explicou o presidente Marcos Có.

Um comentário
07
Nov
Dilma afirma que cortará gastos e que governo fará "o dever de casa"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:14h
Em uma entrevista coletiva com jornalistas no Palácio do Planalto, na quinta-feira (6), a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que as contas serão verificadas com "lupa". Ela declarou que não pretende mexer na meta de inflação (4,5% ao ano) ou no intervalo de tolerância, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. "Vamos fazer o dever de casa, apertar o controle da inflação e teremos limites fiscais. Vamos reduzir os gastos. Vamos olhar todas as contas com lupa e ver o que pode ser reduzido e o que pode ser cortado. Temos que fazer um ajuste em várias coisas, várias contas podem ser reduzidas. Minha visão de corte de gastos não é similar àquela maluca de choque de gestão", afirmou Dilma, em entrevista para os principais jornais do Brasil. A presidente declarou ainda que não irá alterar o número de ministérios, assim como disse durante a sua campanha eleitoral. "Essa história de cortar ministério é lorota", declarou ela. 
Comente agora
07
Nov
Wagner e Rui Costa encerram descanso iniciado depois das eleições
Postado por: Anacley Souza / 08:01h

Apesar de estarem a descanso, Jaques Wagner e Rui Costa, segundo fontes ligadas aos dois, não desviaram suas atenções das articulações no estado. Contudo, a ida a Europa do primeiro e ao Estados Unidos do segundo, serviu para recarregar as energias. Wagner, que deve chegar nesse sábado, começa a preparar sua mudança do Palácio de Ondina. O petista está de malas prontas para Brasília, onde poderá desempenhar papel importante frente ao novo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT). O governador é cogitado para uma série de pastas estratégicas: Casa Civil, Integração Nacional ou Minas e Energia. Além do seu futuro, Wagner também deve focar no presente e acompanhar as articulações da Assembleia para votação de projetos importantes, como a do empréstimo para continuar a obra do metrô e a instituição da Lei de Organização Básica da Polícia Militar. Ele também deve cumprir agenda institucional intensa e entregar obras que estão em desenvolvimento, além de auxiliar seu apadrinhado na transição. As atenções de Rui, no entanto, serão focadas nos trabalhos da equipe de transição. Até o fim do mês ele deverá realizar uma extensa agenda de reuniões para articular a reforma administrativa que pretende enviar para votação na Assembleia Legislativa. A meta do petista é realizar a otimização da máquina pública, inclusive com a redução do número de secretarias e remanejamento de cargos e coordenações. A ideia também parte para controlar os gastos. Em entrevista à Tribuna, Rui havia dito que o endividamento do estado não lhe preocupava, mas sim a questão das cifras do fundo previdenciário. (Tribuna)

Comente agora
07
Nov
PT cria grupo para articular candidatura para a Câmara
Postado por: Anacley Souza / 07:31h

A bancada do PT da Câmara decidiu nesta quinta-feira formar uma comissão para conversar com partidos em busca de apoio para presidir a Casa. Ainda sem anunciar um nome para o cargo, a legenda se movimenta para enfrentar o peemedebista Eduardo Cunha (RJ), que articula seu nome para ocupar a cadeira da presidência. A comissão será formada por dois ex-presidentes da Câmara – Marco Maia (RS) e Arlindo Chinaglia (SP) –, além do líder do partido, Vicentinho (SP), e dos deputados José Guimarães (CE) e Geraldo Magela (DF). A ideia é consolidar o apoio entre os partidos da base e depois procurar integrantes do blocão de Eduardo Cunha (PTB, PR, PSC e SD) e a oposição. Para os petistas, o partido tem legitimidade de alcançar a presidência da Câmara por ser o maior partido da Casa. Eduardo Cunha, por outro lado, diz que “não há clima” para uma candidatura petista e que o acordo de rodízio entre PT e PMDB não vale mais para a próxima legislatura. Na avaliação de Vicentinho, a candidatura de Cunha são contrárias as orientações partidárias do PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer e principal sócio do governo Dilma Rousseff. “Nós jamais vamos concordar com uma candidatura que signifique uma candidatura de oposição. Como vamos concordar com uma candidatura que seja contrária a suas orientações partidárias”, questionou. O petista criticou quem integra partidos da base e atua contra o governo. “Se você tem um partido da base do governo, tem que construir um caminho com o governo. Se você tem um partido da base do governo, como algumas pessoas agem como oposição? É oposição na eleição, que é muito mais grave. É oposição permanente, sistemática. Mais oposição que o PSDB e o DEM. Alguma coisa tem que ser corrigida”, disse. Questionado sobre qual seria o nome para enfrentar Eduardo Cunha na disputa, o líder do PT evitou citar os cotados. "Felizmente nós temos vários nomes, mas vamos discutir da maneira mais unida possível", disse. (Portal Terra)

Comente agora
07
Nov
Para tucanos alta da gasolina é estelionato eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:48h

O reajuste no preço da gasolina, anunciado nesta quinta-feira (6) pela Petrobras é, na avaliação de líderes do PSDB, mais um item no que eles classificam de "estelionato eleitoral" praticado pelo governo petista. Segundo o partido, os reajustes nos preços dos combustíveis e da energia elétrica, além do aumento de juros, foram feitos logo após a reeleição da petista, em contradição ao discurso que ela fez durante a campanha presidencial. Na avaliação do líder do PSDB na Câmara dos Deputados, o baiano Antonio Imbassahy, esses são alguns itens do pacote de maldades que começou a ser entregue aos brasileiros logo após as eleições. Segundo o líder, três dias após ser eleita, a presidente Dilma mandou subir os juros, enquanto dizia na campanha que isso não iria acontecer. "Ela mentiu para os brasileiros, agora caiu a máscara", emendou. E, na mesma linha, disse que ela autorizou o reajuste da gasolina, em contradição ao que dizia durante a corrida presidencial. "Quem pode acreditar (na Dilma)?", questionou, emendando: "Essa é a presidente que fez uma campanha há algumas semanas e agora anuncia medidas que dizia repudiar. É por isso que ela perdeu a credibilidade e, quando isso acontece, a situação tende a piorar". O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) citou o aumento das tarifas de energia. Segundo ele, os cariocas terão aumento em suas contas de 17,75% a partir de amanhã e para os consumidores industriais o aumento poderá chegar a 20,25%. Para os tucanos, aumento como este anula o desconto na conta de luz concedido pelo governo federal em 2012. Para o parlamentar tucano, "a falta de honestidade em deixar claro que a luz iria aumentar é um verdadeiro estelionato eleitoral". (Informações: Estadão)

Comente agora
06
Nov
"É só uma pequena elite que é deselegante, que xinga e que maltrata", diz Dilma Rousseff
Postado por: Samile Macêdo / 21:17h

A presidente Dilma Rousseff (PT) comentou o resultado das eleições em uma entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, nesta quinta-feira (6). Ela afirmou que aprendeu uma valiosa lição durante a campanha presidencial. "A eleição me ensinou que o povo não é bobo. O povo é muito esperto nesse País. É só uma pequena elite que é deselegante, que xinga e que maltrata", declarou a petista. Ao falar da vitória por margem apertada de votos em relação ao candidato Aécio Neves (PSDB), a presidente disse que não perdeu a noção da realidade. "Algumas pessoas acham que quando ganham são os reis da cocada preta. Não são. Sua responsabilidade é com toda a sociedade", afirmou. Dilma também falou sobre a Operação Lava Jato, investigação deflagrada em março pela Polícia Federal que averiguou esquemas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. A presidente afirmou que "é um momento para acabar com impunidade. Não vou engavetar nada. Quero todos os responsáveis punidos", disse Dilma. (Metro1)

Comente agora
06
Nov
Através de outra liminar, eleição da Câmara de S. A. de Jesus foi prorrogada pela 2ª vez
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:58h

Ainda não é desta vez que a Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus vai conhecer seu novo presidente. Pela segunda vez, a sessão convocada para definir a escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, na noite desta quinta-feira (06), foi pela segunda vez prorrogada por outra liminar apresentada pelo vereador Gilson Bastos (PDT), ao Juiz Dr. Givandro Cardoso, magistrado da Comarca da cidade que deferiu o pedido. A eleição da Mesa Diretora da Câmara, no entanto foi prorrogada ao que tudo indica para próxima quinta-feira (13), às 19h. Os candidatos petistas Cristiano Sena (PT) ligado ao grupo do prefeito Humberto Leite (PDT) e Uberdan Cardoso (PT), unido com ex-prefeito Euvaldo Rosa, vão ter que esperar até semana que vem para o embate político a presidência da Casa mais esperado no município.

Entenda o caso: Na última terça-feira (03), o mesmo vereador Gilson Bastos entrou na justiça através de uma liminar na Comarca do município de Vera Cruz na Ilha de Itaparica com o Juiz substituto Dr. Erico Rodrigues Vieira que despachou procedente seu pedido, prorrogando assim, a eleição da Casa Legislativa para está quinta-feira.

  1. Reportagem: Voz da Bahia
10 comentários
06
Nov
Dilma promete apertar o controle da inflação e cortar gastos
Postado por: Anacley Souza / 17:29h

A presidente Dilma Rousseff afirmou na tarde desta quinta-feira, 6, que vai fazer o “dever de casa” e apertar o controle da inflação e que também fará um reajuste em todas as contas do governo. O posicionamento de Dilma, que vem dando sinais para acalmar a desconfiança do mercado, ocorreu durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto nesta tarde. Ela sinalizou ainda que não mexerá nem no centro nem no intervalo da meta de inflação, cujo teto definido pelo Banco Central é de 6,5%. Dilma afirmou ainda que não está fazendo o “arrocho” que a oposição havia anunciado. Durante a campanha eleitoral, o PT buscou associar seu opositor, Aécio Neves (PSDB), às políticas econômicas impopulares que levariam, por exemplo, ao aumento do desemprego. Nesta quinta, contudo, ela disse que não está fazendo “estelionato eleitoral” ao adotar medidas econômicas como o aumento da taxa de juros, logo após ser eleita, para acalmar o mercado. A presidente também voltou a comentar sobre a nomeação de seu futuro ministro da Fazenda que substituirá Guido Mantega, e indicou que ele só será definido semanas após o G20, encontro com as vinte maiores economias do mundo que será realizado nos dias 15 e 16 deste mês. Ela, contudo, deixou claro que ainda não fez convite nenhum. (Estadão)

Comente agora
06
Nov
Aécio fala em pedir abertura de nova CPI em 2015
Postado por: Anacley Souza / 15:23h

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta quinta-feira (6) que vai articular a criação de uma nova CPI mista da Petrobras em 2015 para investigar as denúncias de corrupção envolvendo a estatal, caso a comissão atual encerre suas atividades sem apresentar resultados claros. "Vamos cobrar que as investigações continuem", disse Aécio em entrevista à Rádio Estadão. Na sua volta ao Senado após a derrota pela disputa à Presidência, Aécio condicionou o estabelecimento de um diálogo com o governo Dilma Rousseff à investigação das denúncias contra a estatal. Segundo ele, o "nível do diálogo" vai depender de "gestos claros" da presidente. "Se no encerramento da CPI mista este ano, em dezembro, não estiverem ainda elucidados em profundidade todo esse esquema, quem ele atingiria, quais suas ramificações dentro do governo, já anunciei que a partir do dia 1º de fevereiro, na reabertura do Congresso, vamos iniciar a coleta de assinaturas para uma outra CPI mista", afirmou durante a entrevista, a primeira concedida a uma rádio de São Paulo após as eleições. Atualmente, duas comissões estão em curso no Congresso, a CPI do Senado e uma CPI mista, composta por deputados e senadores. Nessa quarta, uma articulação da base aliada e também da oposição na CPI mista decidiu barrar a convocação e convites a políticos citados no esquema. O PSDB atuou para impedir a convocação do empresário Leonardo Meirelles, ligado ao doleiro Alberto Youssef.

Comente agora
06
Nov
Eleições na Câmara de SAJ: "Uberdan é um homem de palavra e será nosso candidato a presidência", afirma Tom
Postado por: Anacley Souza / 15:13h

A polêmica e tão comentada eleições para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus acontecerá por volta das 19h desta quinta-feira (06). Após ser adiada por meio de liminar expedida na vara da cidade de Itaparica tendo como percursor o vereador Gilson Bastos (PDT), ainda pode ser que não aconteça, já que apenas duas chapas foram oficializadas e existe a possibilidade de novas formações antes do pleito. Em entrevista a Recôncavo FM, o vereador Antônio Nogueira (PSB), representante da chapa de oposição, encabeçada por Uberdan Cardoso (PT), disse estar convicto da vitória e acredita que tudo corra bem e com tranquilidade. O que circula nos bastidores políticos é uma possível candidatura do vereador Délcio Mascarenhas (PP), apoiador da chapa e ex-presidente da Câmara antes do início das votações, a informação foi negada por Tom que salientou que o edil deixou claro em todas as reuniões que não há pretensão em se candidatar, “ele é um de nossos companheiros e está imbuído na campanha de Uberdan”, fala. A respeito da reunião entre Uberdan e Cristiano Sena, candidato pelo grupo do líder do Prefeito Humberto Leite (PDT), entre a cúpula petista estadual, onde segundo informações foi pedido que Uberdan Cardoso abandonasse a candidatura e apoiasse Sena, já que este faz parte do mesmo partido, Tom disse que o evento aconteceu, mas Cardoso foi incisivo e seguro em declarar aos seus superiores que manterá sua posição por ter dado sua palavra, “ele não é candidato de ninguém, nem do grupo Jacu, nem do beija-flor. Uberdan sai candidato de oposição; um agente fiscalizador dentro do legislativo. O PT foi excluído da administração municipal e por isso Uberdan é independente”, ressalta. Questionado se o apoio a Cardoso caracteriza uma candidatura para a administração municipal em 2016, Tom foi enfático em dizer que nada foi decidido ou debatido e que toda a visão do grupo está voltada para as eleições de hoje, onde fica decidida quem será o presidente do próximo biênio a Mesa Diretora.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Um comentário
06
Nov
Governador de Roraima tem mandato cassado pelo TRE
Postado por: Anacley Souza / 12:58h

O mandato do governador Chico Rodrigues (PSB) foi cassado pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) na noite desta quarta-feira (5) após os juízes analisarem a representação da coligação 'Pra Roraima voltar a ser feliz' e do Partido Progressista (PP) que versa sobre crime eleitoral. A cassação se refere às eleições de 2010. De acordo com o pleno do Tribunal, houve gastos ilícitos durante a campanha eleitoral de 2010 por parte da chapa majoritária composta por José de Anchieta (PSDB), então candidato a governador e o vice, Chico Rodrigues. Os principais pontos discutidos foram a compra de grande quantidade de camisetas amarelas, a contratação de pessoal de forma irregular e o pagamento efetuado em espécie. Clara Mota, Terezinha Muniz e Antônio Martins foram os juízes que votaram pela cassação. O juiz Jean Michetti e o corregedor Paulo César Menezes votaram contra. De acordo com a relatora do processo, Clara Mota, a cassação surtirá efeito apenas após o julgamento dos embargos de declaração. Iremos aguardar a próxima etapa que será o julgamento dos embargos de declaração [recurso cabível], se houver. Nessa ocasião, poderá ser definida ainda a forma de preencher o cargo de governador que poderá ser por eleições indiretas ou pela posse do segundo colocado nas eleições de 2010, Neudo Campos e a então candidata a vice, Marília Pinto, como foi decidido pelo Pleno na sessão de hoje [quarta]", disse a juíza.

Comente agora
06
Nov
Deputados que mais arrecadaram são do PP e do PMDB
Postado por: Samile Macêdo / 11:20h

Os deputados federais eleitos Iracema Portella (PP-PI), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ) foram os três candidatos que mais arrecadaram recursos durante a campanha. Segundo a prestação de contas apresentadas à Justiça Eleitoral, Iracema arrecadou cerca de R$ 7 milhões e Cunha e Marco Antônio, em torno de R$ 6,8 milhões cada um. A deputada do PP, eleita para o primeiro mandato, é mulher do senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Partido Progressista. "Minha prestação de contas foi feita ao Tribunal Eleitoral. Qualquer pessoa pode saber quanto gastamos para nos elegermos. Gastamos dentro da realidade da campanha, gastamos o que foi preciso. Declaramos o que gastamos", disse. Ela se disse surpresa ao saber que foi a parlamentar que mais arrecadou. "É surpresa. Deputados que se elegeram em São Paulo, Minas, Paraná, gastaram menos que eu?", indagou Iracema, que é empresária e filha da ex-deputada federal pelo PSDB Myriam Nogueira e do ex-governador do Piauí Lucídio Portella. Os dois peemedebistas do Rio fizeram as campanhas mais ricas depois da deputada do PP. Cunha vai para o quarto mandato e pode assumir a presidência da Câmara; Marco Antônio, filho do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, fará seu primeiro mandato. Do total arrecadado, Cunha, o terceiro mais votado do Rio, gastou R$ 6,4 milhões. Com 232.708 votos - R$ 27,56 por voto - registrou "sobra" de quase R$ 417 mil, que foram encaminhados ao partido, segundo ele. Já Marco Antonio Cabral foi o nono mais votado do Rio, com 11.584 votos - R$ 56,77 por voto. (BN)

Comente agora
06
Nov
Vereador de S. A. de Jesus diz que item do edital da eleição da Câmara é nulo e afirma: "Foi uma jogada política"
Postado por: Letícia Oliveira / 11:07h

A noite de hoje (06) promete muito reboliço na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, já que será a eleição que elegerá o novo presidente. Para falar sobre o evento, o vereador Sargento Marcus Vinícius (PSD) explicou que nessa nova publicação do ato da Mesa há um item em que explicita que as chapas inscritas na eleição, prevista para o dia 03, permaneceriam iguais. “A liminar que suspendeu a última eleição é taxativa, então veta todo ato da direção da Casa, sendo assim tudo que foi realizado durante aquele período não tem mais valor. Eu entendo que isso foi uma jogada política para que o interessado possa manter a permanência de figuras que não faziam parte de determinados grupos”, disse. O edil afirmou que lança seu nome como candidato, visto que teve tempo suficiente para adquirir responsabilidade de conduzir a casa e realmente por um pouco de ordem. Repetindo a fala de Délcio Mascarenhas, ele afirmou: “Ali é uma casa de cobras, considerando que há bandidos ali dentro”. Vinícius salientou que o edital é totalmente nulo e não há como recorrer a isso, acrescentando que muitas surpresas podem acontecer na noite de hoje (06). “Posso ser o candidato do grupo do prefeito, do mesmo jeito que Délcio Mascarenhas pode ser o candidato da oposição e eu tenho certeza que irão escolher ele pelo fato dele ter essa oportunidade da obscuridade. Considerando que essas duas chapas estão nulas e se Uberdan se abster de votar, vai dar empate e assim o critério de desempate é escolher aquele tem mais mandatos, que logicamente é Délcio, com ausência do nosso vereador Albino Martins”, externou. O entrevistado se colocou à disposição do seu grupo para ser candidato, "eu tenho interesse de ser presidente da Câmara também, estou preparado", alegou Vinícius.

  1. Redação: Voz da Bahia - Letícia Oliveira
Comente agora
06
Nov
Câmara de S. A. de Jesus elege nesta quinta-feira, 6, seu novo presidente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:17h

A sessão plenária da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus que acontece às 19h desta quinta-feira (6) pretende eleger seu novo presidente para o biênio 2015/2016 e, segundo o atual presidente do Legislativo, Marcos Có, está totalmente legal após cumprido o prazo de divulgação. Como determinado, não há exigência de registro prévio das chapas. Com isso, as chapas podem ser registradas após a abertura da sessão na noite de hoje. Após uma semana de intensas discussões sobre a eleição da nova mesa diretora da Casa, os vereadores vão decidir sobre os nomes que vão administrar o Legislativo municioal durante os próximos dois anos. A eleição deve contar com duas chapas. Até o momento, a primeira já formada é encabeçada pelo professor e vereador Uberdan Cardoso, do PT, e a segunda pelo também vereador pelo PT, Cristiano Sena. (Cristina Pita/Ascom CâmaraSAJ)

Comente agora
06
Nov
Deputados com maior número de votos gastaram boa parte da verba com publicidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:14h

A divulgação da prestação de contas das campanhas das eleições de 2014 mostrou que, entre os dez deputados federais mais votados da Bahia, a maior parte das despesas foi feitas com publicidade. Lúcio Vieira Lima (PMDB), que teve 222.164 votos, teve receita de R$ 2.424.750,00 e despesa de R$ 2.424.687,46. Os maiores doadores da campanha foram a construtora OAS, com R$ 732 mil, a Braskem, com R$ 400 mil, e o seu pai Afrísio De Souza Vieira Lima, com R$ 281.250,00. Inclusive, 'seu' Afrísio recebeu o mesmo valor da campanha, como mostra a prestação de despesas. O maior gasto de Lúcio foi com publicidade: considerando a produção para rádio, televisão e materiais impressos, o custou chegou a R$ 1.576.927,60, distribuído entre empresas como Cartograf, TMX e Elos. Mário Negromonte Jr. (PP) teve receita de R$ 1.607.840,05, sendo que R$ 850 mil foram da empresa JBS (proprietária da Friboi) através do diretório nacional do partido. Já os seus gastos foram de R$ 1.606.582,40, sendo que R$ 1.120.455,39 foram com publicidade. Irmão Lázaro (PSC), terceiro mais votado, foi mais modesto em sua arrecadação – R$ 304.005,00, com R$ 160.500,00 saindo de seu próprio bolso – e em seus gastos, que somaram R$ 304.002,00. Deste montante, R$ 197.811,80 foram em publicidade. Antonio Brito (PTB) arrecadou R$ 1.293.288,98, sendo que R$ 300 mil foram da Rede D’Or São Luiz e R$ 500 mil do Bradesco.

Comente agora
06
Nov
S. A. de Jesus: Vereador aponta irregularidades no novo edital de eleição da Câmara de Vereadores
Postado por: Letícia Oliveira / 09:27h

Não é novidade que o vereador Gilson Bastos entrou com uma liminar na justiça a fim de cancelar a data da eleição da Câmara para o mês de dezembro, como informou o advogado da Casa Legislativa, Dr. Igor Coutinho. Porém, o Juiz da Comarca da Ilha de Itaparica, apenas determinou que só poderia ser feita a eleição após 72 horas da data cancelada, ainda conforme o especialista na área. Sendo assim, a eleição ficou para ser realizada nesta quinta-feira (06), tendo como candidatos, o vereador Uberdan Cardoso e Cristiano Sena, ambos do PT, que estão sendo apoiados por grupos diferentes, tendo em vista que um é do prefeito Humberto Leite (situação) e o outro do ex-prefeito Euvaldo Rosa (oposição). Em entrevista a Rádio Andaiá FM, Gilson Bastos informou que o presidente da Câmara Marcos Có, foi notificado para fazer essa retificação a partir do expediente da Casa, ou seja, até às 14h, por não haver mais serviço depois desse horário não há mais trabalho, mas, de acordo com o entrevistado, não foi isso que aconteceu, visto que o edital foi publicado ainda no dia 03, após a hora citada. Segundo Bastos, há irregularidades do edital, pois no documento foi colocado uma trava nos vereadores que estão na primeira chapa, explicando que a chapa de Cristiano Sena foi vedada, ou seja, se quisessem colocar Uberdan Cardoso na chapa não podia, pois foi proibida remoção de qualquer vereador participar de uma chapa nova. “O Juiz determinou a publicação de um novo edital, mas como eles podem vedar a participação de qualquer vereador em uma nova chapa?”, questionou, acrescentando que a chapa é composta por quatro vereadores e no seu grupo sobrou duas pessoas, então é impossível participar com outro nome, já que a primeira chapa está travada.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
06
Nov
PT diz que “falta coerência” ao discurso de Lúcio Vieira Lima
Postado por: Samile Macêdo / 09:04h

As declarações dadas à revista Veja pelo cacique do PMDB da Bahia, deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), que fez pesar a relação da sigla com o PT nacional foram rebatidas pelo presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. Para o petista, o parlamentar sustenta um discurso incoerente do firmado pelo seu partido que, inclusive, “pleiteou e conseguiu pela segunda vez a cadeira de vice-presidente da República”, disse.À revista, o irmão de Geddel Viera Lima chegou a afirmar que “não há mais espaço para o governo tratorar no Congresso”, numa referência a ampla vantagem de Dilma Rousseff (PT) com o número de deputados da base que, se alguma forma a ajudava nas votações e tomadas de opiniões no legislativo.Para Anunciação, Lúcio está equivocado. “Dilma não tratora no Congresso. É um equivoco. A prova disso são as derrotas dela frente ao Código Florestal e a questão dos Conselhos Populares”, disse. (Política Livre)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com