As comentadas


Bom dia , Quinta-feira, 28/05/2015








Enquete



Reflita

Blog

Política

05
Nov
DEM sinaliza que quer candidato próprio para governador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:30h

Apesar do discurso de que a oposição estará unida na Bahia, o Democratas deu fortes indícios de que quer liderar o processo e ter um nome próprio para disputar o Palácio de Ondina. Em nota distribuída para a imprensa na tarde desta terça-feira (5), intitulada “Democratas aposta em sucesso de candidatura na Bahia”, a legenda destaca inicialmente uma entrevista do secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia (DEM), na qual o vice-presidente nacional da sigla avalia a eleição para governador como “prioridade para o Democratas no ano que vem”. Logo depois, o texto relembra a cerimônia de filiação dos deputados estaduais Sandro Régis, Elmar Nascimento e Targino Machado. Como divulgou o Bahia Notícias, durante a cerimônia, líderes do DEM não esconderam que a sigla tem nomes fortes para disputar o cargo (ver aqui).

Comente agora
05
Nov
Democratas aposta em sucesso de candidatura na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 16:28h

“A eleição para o governo da Bahia é prioridade para o Democratas no ano que vem”, disse o vice-presidente nacional do partido e secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, ao ser indagado se a legenda terá candidato a governador, em entrevista concedida à Rádio Cruzeiro, no início da tarde desta terça-feira (05). A resposta de Aleluia segue o pensamento do presidente nacional do Democratas, José Agripino Maia. Em recente passagem por Salvador, no ato de filiação dos deputados estaduais Sandro Régis, Elmar Nascimento e Targino Machado, Agripino não deixou dúvidas de que todas as fichas do partido serão depositadas na candidatura baiana do Democrata, Agripino foi claro e objetivo ao dizer que o partido reúne nomes fortes, competentes e competitivos para disputar o governo da sexta economia do País.

Comente agora
05
Nov
Neto Publicidade sobre Joanito Barbosa abandonar o ex-prefeito de SAJ reafirma: "Na política acontecem esses tipos de traições"
Postado por: Letícia Oliveira / 16:03h

Abílio Neto, conhecido Neto Publicidade, produtor do Prêmio Fama e assessor atual do deputado estadual Alan Sanches (PSD), foi entrevistado na Andaiá FM nesta terça-feira (05) e falou sobre o evento e a política no município. De acordo com ele, serão três eventos em um só, já que será o Prêmio Fama 2013 e inauguração do centro de convenções do Hotel Fazenda Amoras, onde acontecerá a festa e o lançamento da maquete do condomínio rural. “É um espaço muito bom com palco, cabe mais de 400 mesas, banheiro e cozinha, onde as pessoas poderão fazer aniversários e outras festas. Acabou o problema de espaço para eventos em Santo Antônio de Jesus”, disse. Sobre o Prêmio Fama, Neto salientou que a assistente de palco do Domingão do Faustão Carol Nakamura apresentará a festa, acrescentando que a mesma foi indicação do ator Rodrigo Santana, que já esteve na cidade num evento no Clube dos 100. Segundo ele, devido ao problema de cansaço de artistas o número de participantes foi diminuído de 140 para 80, porém haverá mais mesas e com menos categorias. “As pessoas estão comprando mesas para assistir ao evento, mesmo aquelas que não concorrem. Graças a Deus as pessoas gostam dos eventos”, comentou. 

Neto x Joanito: Sobre o radialista Joanito Barbosa ter rompido com ex-prefeito Euvaldo Rosa para ocupar a Chefia de Gabinete da Prefeitura Municipal da administração Humberto Leite, Neto pela segunda vez explica que tem muita amizade com o mesmo, porém politicamente nunca andou com ele e não concorda com o que ele faz. “Eu acho a atitude de Joanito equivocada, ele deveria ter ficado ao lado do ex-prefeito Euvaldo Rosa que lhe estendeu a mão nas horas que ele mas precisou, o tornou vice-prefeito na época. Ele não deveria ter deixado Euvaldo pelo fato do mesmo não estar mas no poder, mas a vida é assim e a astúcia também, quem não quer ser decepcionado não se meta na política por que nela acontecem esses tipos de traições”, concluiu. 

Secretário Parlamentar de Alan Sanches: Atualmente, Abílio Neto é secretário Parlamentar do Deputado Estadual Alan Sanches. A respeito desse cargo, ele afirmou que gosta de fazer política, “o deputado reconheceu meu esforço e me chamou para fazer parte de sua assessoria. Estamos aí e vamos mostrar trabalho para ele, que me reconheceu e me deu o braço quando eu mais precisei”, destacou. Perguntado se sente saudade de fazer parte da Prefeitura Municipal, o produtor destacou que foram 20 anos para conseguir eleger o prefeito Humberto Leite, e tinha vontade de estar junto do mesmo, mas não deu e isso é uma página virada, pois ninguém sabe o que vai acontecer no dia de amanhã, "o prefeito mudou o seu discurso com os companheiros que lhe apoiaram", alegou. Abílio confirmou ainda que seu 'passe' é de Alan Sanches e não voltaria para a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, destacando que será fiel ao seu deputado, “estarei com o Alan até que ele diga que eu devo seguir um novo caminho. Todos me conhecem na política, eu visto a camisa, então estou vestido com a camisa dele. Estou tatuado com a marca Alan Sanches”, completou.

Boneco Vodu entregue na Prefeitura:

Um comentário
05
Nov
Geddel: Candidato de oposição sai até 15 de dezembro
Postado por: Letícia Oliveira / 13:37h

O candidato de oposição ao escolhido pelo PT para concorrer à sucessão de Jaques Wagner em 2014 deve sair de até o dia 15 de dezembro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (4) pelo pré-candidato e presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, em entrevista na Rádio Metrópole. Apesar da união dos peemedebistas com o DEM e o PSDB na disputa, Geddel cutucou o ex-governador Paulo Souto, também cotado à vaga no Palácio de Ondina, ao comentar que o democrata não vislumbra outro mandato. “Tenho que levar em conta a sua seriedade, pois ele me disse que não pretende se candidatar”, repeliu. Ainda sobre a relação com o DEM, o pré-candidato adiantou que o prefeito de Salvador, ACM Neto, garantiu participação na campanha oposicionista, mesmo com a política de boa vizinhança que tem adotado com os petistas. “Não vejo como lançado um candidato da oposição ele não se envolver. Não tenho dúvidas de que ele será um agente importante”, pontuou. O PT já agendou para o dia 30 de novembro o anúncio do candidato do partido ao governo baiano. Segundo Geddel, a oposição informará o oponente “dez, quinze dias depois”. (BN)

Comente agora
05
Nov
SAJ: Câmara derruba Projeto do Executivo que retirava autonomia do Conselho Municipal de Cultura
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:30h

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, na noite de ontem (4), segunda-feira, os vereadores derrubaram o Projeto de Lei do Executivo Municipal, o PL 13, que retirava do Conselho Municipal de Cultural sua autonomia e poder. Polêmica e discussão marcaram a sessão da Câmara Municipal durante a votação do PL 13 que pretendia fazer mudanças na lei e tirava o poder do Conselho Municipal de Cultura. O prefeito Humberto Leite teria até assinado o PL sem ler. Após uma semana de mobilizações por parte da classe artística, ativistas e conselheiros culturais, que protestaram e fizeram pressão para que o PL 13, de autoria do Executivo, fosse rejeitado pela Câmara Municipal, o que de fato aconteceu. Dos 13 vereadores, apenas Marcos Muniz se absteve de votar. Os demais votaram pela rejeição do PL 13. O presidente da Câmara, vereador Marcos Araújo Lessa, embora se manifestasse contrário a aprovação do PL, não vota.

Comente agora
05
Nov
Em cerimônia bastante concorrida, Jorge Solla recebe Comenda Dois de Julho‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:45h

Plenário da Assembleia Legislativa, completamente lotado de autoridades militares e civis, como deputados estaduais e federais, secretários estaduais, prefeitos, vereadores, e, ainda, representantes de universidades, hospitais públicos e privados, instituições filantrópicas, além de variadas categorias de profissionais da saúde. Todos, juntamente com os familiares, fizeram questão de prestigiar a outorga da Comenda Dois de Julho a Jorge Solla, secretário estadual de Saúde, a mais alta condecoração do Legislativo, dada a cidadãos que prestaram relevantes serviços à Bahia, proposta pelo deputado Alan Sanches (PSD). “Salve, Jorge Solla!”, assim, a primeira-dama, Fátima Mendonça, iniciou seu discurso externando a sua alegria em participar do momento de reconhecimento a um baiano, cujo nome ela afirma que poderia ser “coragem”. Neste mesmo tom, o deputado proponente da homenagem elencou as qualidades do secretário, frisando duas que mais lhe chamam atenção: a timidez, cujo significado estaria mais para humildade, diante dos exemplos citados pelo parlamentar; e o conhecimento, adquirido em seu vasto currículo, que “por si só justificaria esta homenagem”, como assegurou Alan, e pela capacidade de colocá-lo em prática. “É uma justa homenagem que a Assembleia Legislativa faz a uma pessoa deste gabarito”, declarou Sanches, ratificando que “mesmo existindo desacordos, ninguém pode negar que houve grandes avanços na saúde”.

Comente agora
05
Nov
Impasse entre PT e PMDB pode deixar Anatel sem presidente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:01h

Desentendimento entre PT e PMDB pode deixar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sem presidente a partir da próxima semana. O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) quer a recondução de João Rezende, mas a aprovação do nome só deve sair após os dois partidos se entenderem sobre uma segunda vaga. Alertado de que o nome será aprovado somente se a indicação for "casada" com a do PMDB, o governo ainda não mandou ao Senado o pedido de recondução de Rezende. O Planalto também estaria segurando a nomeação para negociá-la juntamente com a reforma ministerial. O imbróglio em torno dessa segunda vaga deve-se a um acordo feito entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o líder do PT na Casa, senador Walter Pinheiro (BA). Renan cedeu a vaga do PMDB para o petista, que indicou o servidor do Senado Igor Vilas Boas, pensando ser um nome do agrado da bancada do PMDB. Enganou-se. "Eu não tomei conhecimento dessas indicações como líder. Tem que avaliar os nomes, discutir com a bancada", afirmou o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE). Diante da reação, Renan cobrou uma explicação de Pinheiro. Foi informado que a indicação era pessoal e que ele não havia consultado a bancada do PMDB. As negociações voltaram à estaca zero e o PMDB já ameaça rejeitar a recondução de João Rezende caso o nome de Igor Vilas Boas seja mantido. Com isso, a Anatel, responsável por regular o setor de telecomunicação, que movimentou R$ 180 bilhões em 2012, passará a funcionar com três diretores efetivos e um interino a partir de segunda-feira. A vaga disputada pelo PMDB está aberta há um ano. Era ocupada por Emília Ribeiro, apadrinhada do senador José Sarney (AP). (Estadão)

Comente agora
05
Nov
Vereador Uberdan sobre Projeto de Lei que retiraria poderes do Conselho de Cultura de SAJ: " vai na contramão do bom senso”
Postado por: Letícia Oliveira / 08:18h

O eleito conselheiro de cultura de Santo Antônio de Jesus Almiro Leal, em entrevista a Recôncavo FM ontem, segunda-feira (04) falou sobre o projeto de Lei nº13 que teve sua aprovação rejeitada na sessão da Câmara Municipal, projeto pretendia retirar os poderes do Conselho de Cultura do Município. O Vereador e professor Uberdan Cardoso, na oportunidade, comentou sobre o que foi dito pelo conselheiro, afirmando que esse projeto foi enviado para a Casa há algum tempo, “já em 2011 votamos na Câmara um projeto que institui as regras do Conselho Municipal de Cultura, fui surpreendido quando o prefeito Humberto Leite enviou para a Câmara um substitutivo a esse projeto, ou seja, que anula a autonomia do conselho e vai na contramão do bom senso”, apontou. De acordo com Uberdan, o mesmo xerocou o projeto e enviou para os conselheiros eleitos e integrantes do Instituto Federal do Recôncavo do Movimento Acorda SAJ, e esses disseram que isso não poderia ser aprovado de jeito nenhum. Ele explicou ainda que na semana passada o projeto foi lido e encaminhado para a primeira votação, “eu pedi vistas, encaminhei o projeto novamente ao movimento que se inscreveu para falar na tribuna e eu pedi aos meus colegas que não votassem de forma favorável a esse projeto que elimina o caráter deliberativo do Conselho Nacional de Cultura”, informou. O edil relatou que o projeto apenas diz que altera outra lei, e quando um documento é assim os vereadores não se apropriam, por entender que o prefeito só quer o bem.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
05
Nov
Ouvidora de S. A. de Jesus sabe de sua exoneração por meio do rádio: "o povo vai ficar sem voz?”
Postado por: Bruna Leal / 07:56h

Caroline Magna, agora ex-ouvidora de Santo Antônio de Jesus, contou à reportagem da Rádio Recôncavo FM que ficou sabendo de sua exoneração na manhã desta terça-feira, 5, por meio da Rádio Recôncavo FM. “Pra mim é uma surpresa”, frisou, completando que isto foi uma falta de respeito da administração municipal. Caroline estava se arrumando para trabalhar quando ficou sabendo que seria exonerada. Ela informou que ontem trabalhou normalmente e que não esperava mesmo esta notícia.

Ela ficou sabendo também que a ouvidoria pode não existir mais. “O povo vai ficar sem voz?”, questionou a ouvidora, que estava à frente do órgão há quase 11 meses e, segundo muitas pessoas, estava fazendo um bom trabalho. Ela contou que havia pretensões de transferir a sede da ouvidoria para outro local, a fim de ampliar os serviços do órgão. Informou também que recentemente esteve em Salvador, conversando com o ouvidor geral, a fim de conseguir projetos para a ouvidoria municipal. Porém, com sua exoneração e com a notícia de que a ouvidoria não existirá mais, todos as pretensões foram por água abaixo. “Quando a gente trabalha no meio púbico tudo pode acontecer. Agora sem a ouvidoria, as demandas vão ficar soltas?”, questionou novamente.

Redação: Voz da Bahia - Bruna Leal/ Foto Voz da Bahia

34 comentários
05
Nov
SAJ: Vereadores aprovam rejeição de projeto que pretendia tirar o poder deliberativo do Conselho de Cultura
Postado por: Bruna Leal / 07:43h

A sessão na Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus desta segunda-feira, 4, focou na votação do projeto de lei assinado pelo poder executivo que altera funções importantes do Conselho Municipal de Cultura, tirando, sobretudo, o poder deliberativo do mesmo. O vereador Uberdan Cardoso (PT) pediu vistas deste projeto e conseguiu a rejeição do mesmo por meio dos votos da maioria dos vereadores. De todos os vereadores, apenas Marcos Muniz não foi favorável, o que provocou intensas discussões durante a sessão. 

Em entrevista à Recôncavo FM, o petista comentou que esperava que não houvesse tanta polêmica. Disse ainda que toda esta situação poderia ter sido evitada se o prefeito não cometesse o equívoco de assinar um projeto sem conhecê-lo. “É uma ausência de bom senso”, destacou o vereador, completando que acha um absurdo a ideia de que o prefeito teria assinado sem saber. Além dessas questões, os conselheiros, 100 dias após a eleição, ainda não foram nomeados e empossados. “Depende só da boa vontade do prefeito Humberto Leite”, ressaltou Uberdan Cardoso. Valter Almeida, conselheiro de cultura, se mostrou contente com a atenção que foi dada ao assunto. “Agora que a lei está protegida e que os poderes do conselho estão protegidos, esperamos a nomeação dos conselheiros”, finalizou.

Redação: Voz da Bahia - Bruna Leal

Comente agora
05
Nov
SAJ: Funcionário público se revolta com secretária de administração que proibiu empréstimo consignado
Postado por: Bruna Leal / 07:13h

Hélio da Lapa, guarda municipal, contou à reportagem da Recôncavo FM que pretende fazer um empréstimo consignado, mas não está conseguindo, pois a prefeitura não deu aval. Segundo ele, o banco só libera o dinheiro se a prefeitura, especificamente a secretária de administração, Dr. Luciene, der este aval. Hélio já havia feito um empréstimo antes, e agora que deseja fazer outro não está conseguindo devido à margem consignável. “A gente não está pedindo nada a prefeitura nem ao banco. A gente vai pagar”, frisou o funcionário, completando que muitos colegas seus também estão passando pela mesma dificuldade. Fazendo elogios ao prefeito Humberto Leite, Hélio acredita que o mesmo não saiba do que está acontecendo. Finalizou destacando que não está gostando da atitude da secretária.

Redação: Voz da Bahia - Bruna Leal

Comente agora
05
Nov
Geddel quer formar chapa em 2014 com Paulo Souto e João Gualberto
Postado por: Anacley Souza / 07:03h

“Você sabe que eu não costumo fugir de perguntas”. Essa afirmação é simbólica para entrevistas com o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, um dos pré-candidatos da oposição ao governo da Bahia. Sem meias palavras, o também vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa não escondeu ter um cenário perfeito para 2014 em mente. “O ideal para mim seria ter ao meu lado o PSDB com o João Gualberto e o DEM com o ex-governador Paulo Souto para o Senado”, avaliou Geddel. Apesar da perspectiva otimista de que pode vir a ser o candidato a unir a oposição, representada por partidos como PMDB, PSDB, DEM, PTN, PROS e PPS, o peemedebista admitiu que não cabe exclusivamente a ele decidir a chapa majoritária do próximo ano. “Isso não é um problema que caiba a quem deseja ser candidato a governador escolher. Isso é dos partidos políticos e da sua autonomia”, sinalizou o dirigente em entrevista à rádio Metrópole. Ele, no entanto, trabalha com prazos pessoais para a delimitação do candidato oposicionista. “Eu acho que o momento de você ir para definição e anunciar esse nome é dez, quinze dias depois do anúncio do governo”, apontou Geddel.

Comente agora
04
Nov
São Francisco do Conde: Acusada de nepotismo, prefeita exonera irmã
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:18h

Ao atender a recomendação do Ministério Público estadual, a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim de Almeida, exonerou a sua irmã, Ralison Valentim de Jesus do cargo de secretária especial de Acompanhamento de Gestão do município. De acordo com a assessoria da prefeitura, a decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (4), mas a servidora já havia sido exonerada desde a sexta-feira (1º). De acordo com a promotora Karinny Guedes, autora da orientação do MP, a admissão da parente da gestora caracteriza a prática de nepotismo. O MP-BA notificou Rilza no dia 24 de outubro. A prefeita deveria enviar para o órgão até esta segunda (4) uma cópia do ato de desligamento da irmã. (Bahia Notícias)

2 comentários
04
Nov
Maragojipe: Vereadores denunciam supostos contratos irregulares ao MP-Estadual
Postado por: Fábio Santos DRT 8769 / 18:58h

Vereadores de oposição á prefeita do município de Maragogipe Vera Lúcia Maria dos Santos (Vera da Saúde- PMDB) denunciaram ao Ministério Público, copias de despesas da administração, que acreditam serem atos irregulares. De acordo com os edis, a prefeitura realizou o aluguel de um imóvel onde funciona a Secretaria de Agricultura, por R$ 7.500 (sete mil e quinhentos reais) mês. Outro contrato suspeito segundo os parlamentares são as diárias adquiridas pela Secretaria da Fazenda do município, com um total de R$10.072.80 (Dez mil, setenta e dois reais, e oitenta centavos) referente há 17 dias; sendo que cada diária saiu por: R$ 592,00 (Quinhentos e noventa e dois reais). Os denunciantes também informaram os gastos com estrutura de palco e iluminação da última festa junina, com valores de 309.665,72 (Trezentos e nove mil, seiscentos e sessenta e cinco, e setenta e dois centavos) despesas efetuadas quando o município tinha decretado Estado de Emergência, vindo receber ajuda financeira do Governo Estadual e Federal, informou os vereadores. Todas as denúncias foram protocoladas com cópias a Corregedoria do Ministério Público Estadual. 

Reportagem: Fábio Santos/ Voz da Bahia

Comente agora
04
Nov
Condenado, Maluf pode ficar fora da eleição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:04h

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve nesta segunda-feira (4) a condenação contra o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), ex-prefeito da cidade, por improbidade administrativa em superfaturamento de obra. Com a decisão, Maluf pode, aos 82 anos, ingressar na categoria dos fichas-sujas e não disputar eleições por oito anos. Maluf havia apresentado um recurso contra uma condenação sofrida em 2009 em processo sobre o superfaturamento das obras do túnel Ayrton Senna, executadas em sua gestão como prefeito da capital (1993-1996). O TJ manteve a condenação de cinco anos e cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). A Lei da Ficha Limpa determina que políticos condenados por um colegiado em razão de crimes contra a administração pública ficam excluídos de disputas eleitorais. Nos últimos 31 anos, Maluf participou de 13 eleições. O caso foi julgado por três desembargadores do tribunal, o que caracteriza o órgão colegiado previsto na lei. Em 2009, a defesa do político negou as acusações.

Comente agora
04
Nov
Candidato petista á presidência estadual do partido diz que PED provará desorganização do PT baiano
Postado por: Anacley Souza / 10:38h

O jornalista e candidato a presidente do PT na Bahia, Ernesto Marques, fez duras críticas neste domingo (3) à atual direção do seu partido no estado, acusada de “enfraquecer” a sigla do ponto de vista organizativo. O petista, que usou a sua página no Facebook, criticou a maneira como o Processo Eleitoral Direto (PED) é conduzido na Bahia. Marques disputa com Everaldo Anunciação, postulante favorito a suceder o atual presidente Jonas Paulo. “A lógica que presidiu a ideia do ‘chapão’ segue um raciocínio equivocado segundo o qual, quanto menos reflexão, melhor. Quanto menos Política, melhor. Quanto menos debate, melhor. Quanto menos Partido, melhor. Melhor para quem? Melhor para o que?”, questionou.

Comente agora
04
Nov
Vereadores convocam mais participação popular nas sessões da Câmara de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:38h

Nas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, realizadas sempre às segundas-feiras, às 19h, nos últimos meses, o reduzido número de pessoas dispostas a acompanhar os debates dos vereadores e a votação de projetos e requerimentos que dizem respeito a população foi percebido pelos parlamentares. O esvaziamento registrado na sessão do último dia 31, sexta-feira, chamou a atenção dos vereadores. As cadeiras destinadas à população, na assistência, estavam quase vazias. Vale lembrar que foi véspera de feriado e, mesmo assim, a situação preocupa a mesa diretora da Casa. Para o vereador Gilson Bastos, é preciso divulgar as sessões da Câmara. “Realizamos uma sessão itinerante na Natulab e não houve grande participação. Em outras sessões também percebemos a ausência das pessoas”, lamentou o parlamentar. Indagado sobre o mesmo assunto, o vereador Albino Martins vê a situação de forma diferente. Ele entende que não houve comparecimento popular na sessão do dia 31 de outubro devido ao fato de a sessão ter sido mudada de segunda, por conta do feriado do Dia do Servidor Público, para a sexta-feira. “Isso pegou muitas pessoas de surpresa. Eu acredito que seja por não ter havido a sessão de segunda-feira, a população não se habituou a vir em dia de sexta e nem foi avisada”, explicou

Um comentário
04
Nov
Paulo Souto usa redes sociais para critica o governo do PT na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:50h

Evitando contato com a imprensa, apesar de ser citado como um dos nomes mais fortes para a sucessão estadual, o ex-governador Paulo Souto (DEM) tem usado seu perfil no Facebook para criticar a atuação do governo da Bahia em setores como infraestrutura. De atuação discreta no cenário político, Souto aparece bem pontuado nas pesquisas de intenção de voto, porém evita falar em candidatura. Na rede social, no entanto, o tom é de campanha eleitoral, sinalizando áreas que devem ser abordas no pleito de 2014. Após postar fotos de rodovias como a estrada entre Gandú e Ibirataia e a ligação da BR-116 com a sede da cidade de Lafaiete Coutinho, Souto disparou críticas enrustidas em elogios. “Estou muito tranquilo para comentar, porque tenho reconhecido que houve avanços na rede de estradas da Bahia no governo atual. Mas as fotos da estrada, concluída no final de 2012, e desde então sujeita a reparos constantes, já me deixam em dúvida sobre a qualidade de algumas obras, ponto que tem sido destacado pelo governo sobre o seu programa de rodovias”, publicou o ex-governador, derrotado nas urnas em 2006 e 2010 pelo atual gestor do Palácio de Ondina, Jaques Wagner (PT).

Comente agora
04
Nov
Após encontro com Wagner, Lídice diz que PSB sai em dezembro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:18h

Virtual candidata do PSB ao governo da Bahia, a senadora Lídice da Mata colocou, neste domingo, 3, um ponto final nas especulações sobre a permanência do seu partido no governo do petista Jaques Wagner. "Nós sairemos em dezembro", informou Lídice. O PSB ocupa apenas um cargo no primeiro escalão, a secretaria de Turismo comandada por Domingos Leonelli. O desembarque do PSB do governo, segundo a senadora, foi tratada em recente encontro com o governador Jaques Wagner. "Quando nós conversamos, ficou claro que o caminho a ser buscado seria em dezembro", disse ela. Este foi o mês estipulado por Wagner para que secretários e agentes públicos que pretendam disputar cargos eletivos em 2014 se desincompatibilizem dos cargos. Lídice, que espera ter nova conversa com o governador na próxima semana, disse que a saída do PSB do governo não significa rompimento com o governador nem adesão ao campo da oposição. "O governador já disse que não nos apoiará, o que não quer dizer que eu seja uma candidatura da oposição", diz ela. "Apenas não serei a candidata do governador e da base do governador".

Comente agora
04
Nov
Deputado Jean Wyllys pedirá extinção de subcomissões da Câmara e desdenha de previsão de Feliciano
Postado por: Anacley Souza / 08:01h

A extinção da subcomissão especial de Cultura, Direitos Humanos e Minorias motivou o baiano e deputado federal pelo Rio de Janeiro Jean Wyllys (PSOL) a começar uma verdadeira cruzada contra o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB). Em entrevista ao Bahia Notícias, o socialista foi enfático e disse que irá até o fim para que todas as outras subcomissões sejam fechadas. "Ele [o presidente] foi pressionado pela bancada evangélica, que tem um número grande e pode obstruir votações, então precisava dar uma resposta e resolveu ser regimentalista. Só que isso também colocou ele em uma sinuca de bico, porque ele esqueceu que existem outras subcomissões iguais à minha. Agora, ele vai ter que aplicar o regimento a todas elas e eu vou lutar para isso. Se existem regras naquela Casa, ele terá de cumpri-las", avisou.

Comente agora
03
Nov
Eleitores de 6 cidades voltam às urnas hoje
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:29h

Cerca de 53,2 mil eleitores de seis municípios do Pará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul voltam às urnas neste domingo (3) em novas eleições para eleger prefeitos e vices. As disputas ocorrem porque os escolhidos em outubro de 2012 tiveram as candidaturas anuladas pela Justiça Eleitoral. Segundo a legislação eleitoral, quando o eleito tem mais de 50% dos votos e a candidatura é barrada, deve ser feito novo pleito. Quando o candidato eleito tiver recebido menos de 50% dos votos, assume o segundo colocado. Entre as irregularidades que levam à anulação do registro de candidatura, ainda durante o processo eleitoral, estão práticas como fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei. Além disso, no ano passado entrou em vigor a Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados em diversos crimes na Justiça por órgão colegiado ou que tiveram contas rejeitadas à frente de administrações anteriores.

Comente agora
03
Nov
Câmara estuda cota entre deputados, mas ignora nº de candidatos negros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:28h

A Câmara dos Deputados começou a estudar a reserva de cadeiras de deputados estaduais e federais para negros sem conhecer o número de candidatos afrodescendentes que disputaram as eleições de 2010. Até o último pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não incluía o item raça/cor na ficha de registro de candidaturas. Na última quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria uma reserva de cadeiras de deputados referente a dois terços do percentual da população que se declarou preta ou parda no último Censo (50,7%). Nos números de hoje, o percentual representaria 173 dos 513 deputados federais. A proposta estipula que o número de cadeiras não pode ser inferior a 20% da composição da Casa ou superior a 50%.  A PEC ainda precisa passar por uma comissão especial, pelo plenário da Câmara (em dois turnos) e, posteriormente, remetida ao Senado. Uma lei eleitoral precisa ser aprovada até um ano antes da eleição para entrar em vigor - portanto, não há mais possibilidade de vigorar em 2014.

Comente agora
03
Nov
Quase 40% dos deputados baianos faltaram a mais de 20% das sessões da Câmara em 2013
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:07h

A bancada baiana na Câmara dos Deputados anda constantemente desfalcada. Dados do boletim de frequência, divulgado pelo governo federal neste sábado (2), mostram que quase 40% dos 39 parlamentares do estado faltaram a mais de 20% das 94 sessões já realizadas no plenário da Casa em 2013. Na lista dos dez mais “turistas”, a liderança absoluta é de Sérgio Brito (PSD), ex-vereador de Salvador que esbanja um generoso nível de ausência de 30,9%, ou seja, 29 sessões esquecidas, cinco delas sem apresentação de justificativa. Para as outras 24, o legislador atribuiu “obrigações político-partidárias”. Logo atrás no ranking, aparecem Popó Freitas (PRB), Arthur Maia e Luiz Argôlo (ambos do Solidariedade), Cláudio Cajado (DEM), Jânio natal (PRP), João Leão (PP) e Edson Pimenta (PSD). Na direção contrária, Amauri Teixeira (PT), Antonio Brito (PTB) e Jutahy Junior (PSDB) sustentam índice zero de faltas. Ainda na lista dos mais presentes, estão Félix Mendonça Jr. (PDT), Oziel Oliveira (PDT) e Roberto Britto (PP). (Bahia Notícias)

Comente agora
02
Nov
Defesa de Dirceu pede absolvição em novo recurso ao STF
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:38h

A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a absolvição. Dirceu foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha e de corrupção. A defesa apresentou os chamados embargos infringentes, recurso que garante novo julgamento para condenados que receberam pelo menos quatro votos pela absolvição. O prazo para apresentação deste recurso termina no dia 11 de novembro. Nos embargos apresentados ao STF, o advogado do ex-ministro alega que a condenação foi injusta, por entender que não foi provada a existência de compra de votos de parlamentares. “José Dirceu de Oliveira e Silva registra seu completo inconformismo com as decisões que o condenaram pela prática dos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, considerando-as injustas e em absoluta desconformidade com as provas desta ação penal”, argumentou a defesa.

Comente agora
02
Nov
Feira de Santana: ex-vereador e jornalista 'saem na mão' em fórum
Postado por: Anacley Souza / 07:40h

O clima foi tenso no Fórum Desembargador Filinto Bastos, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 108 km de Salvador, na última quinta-feira (31). Segundo informações , o ex-vereador Wilson Falcão e o jornalista Carlos Augusto, conhecido como Guto Jads, se agrediram fisicamente. Testemunhas contaram que eles chegaram a trocar socos e pontapés na frente de todos. O motivo do briga que aconteceu durante uma audiência é uma queixa crime que Wilson Falcão move contra Guto Jads.  O babafá levou os dois para delegacia. (Bocão News)

Comente agora
02
Nov
Dilma reúne ministros para cobrar andamento das obras do governo
Postado por: Anacley Souza / 07:23h

A presidente Dilma Rousseff convocou 14 dos 39 ministros do governo para uma reunião neste sábado (2) no Palácio da Alvorada. O encontro está marcado para se iniciar às 10h, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência – a previsão inicial era que fosse no Palácio do Planalto. Os ministros convocados são das áreas social e de infraestrutura, entre os quais Aguinaldo Ribeiro (Cidades), César Borges (Transportes) e  Miriam Belchior (Planejamento), além de Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. No encontro, os ministros deverão fazer para a presidente um relato sobre o andamento das principais obras do governo federal pelo país. A intenção é acelerar essas obras. Não é a primeira vez que Dilma reúne seus ministros em um sábado. Em julho, após a onda de manifestações que tomaram conta das ruas do país, a chefe do Executivo convocou seus auxiliares da Esplanada para tratar sobre os cinco pactos que viriam a ser anunciados dias depois em cadeia de rádio e televisão como resposta aos protestos. (O Globo)

Comente agora
01
Nov
Feliciano quer criar mais um partido de direita: 'Ninguém sabe o que cada um defende'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:10h

Insatisfeito com os partidos de direita e com a não posição definida dos seus pares, o deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) pensa, segundo o colunista Lauro Jardim, da Veja, em fundar mais um partido no país. “Se a coisa continuar como está hoje, eu fundo um partido de direita. Olha em volta e me diz: onde está a direita aqui, onde está a posição, os evangélicos mesmo? Ninguém sabe o que cada um defende”, afirmou. (BN)

Comente agora
01
Nov
Alan Sanches homenageia Jorge Solla com Comenda Dois de Julho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:46h

Como forma de destacar a importância e o empenho do trabalho do secretario estadual de Saúde Jorge Solla para a melhoria da saúde em todo o estado, o deputado estadual Alan Sanches (PSD) indicou projeto, já aprovado, que concede Comenda Dois de Julho ao gestor. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (4), às 9h, no Plenário da Casa. Segundo Alan Sanches, que é médico por formação, embora muito ainda precise ser feito, as inúmeras ações do secretário com intuito de modificar a atual realidade do setor na Bahia merecem destaque.  “A exemplo da elevação em 150% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado, os investimentos de 2007 até 2012 dobraram ano a ano, concursos públicos foram realizados, os salários dos médicos foram elevados, bem como os investimentos em programas de saúde e também em infraestrutura”, elencou, complementando que foram construídos cinco novos hospitais de grande porte e estão em curso a reforma e ampliação de 10 unidades hospitalares e três unidades de emergência.

Comente agora
01
Nov
Semana atípica em S. A. de Jesus: Primeira dama ataca secretária de administração e bozó é enviado para Prefeitura e Câmara
Postado por: Anacley Souza / 16:28h

Está ultima semana do mês de outubro de 2013 vai ficar marcada na historia politica de Santo Antônio de Jesus, como dias atípicos nos quase 140 anos de emancipação política da cidade. Vejamos os fatos que viraram notícias polêmicas:

A primeira dama do município tomou as rédeas da administração e deu um “puxão de orelhas” de público na secretaria de administração Luciene Pinto. Em verdade o que dizem, é que ela falou o que o prefeito desejava dizer;

O deputado Rogerio Andrade (PSD) negou qualquer articulação para trocar a secretaria de administração por seu atual chefe de gabinete Célio;

Nesta quarta-feira (31), a briga pelo poder na administração passou até para o campo “espiritual” com os despachos enviados para as esferas de poder. Na Prefeitura, o “boneco vodu” foi direcionado para a secretária de administração municipal e outro para os edis da Câmara de Vereadores.

Realmente é engraçado; inusitado. Enquanto faltam medicamentos nos postos de saúde, carece água na zona rural, falha na pavimentação asfáltica, praças que ainda necessitam serem realizadas, etc... Nós estamos assistindo ao primeiro escalão do governo municipal e aos nossos representantes preocupados em enviar “despachos”. Isto é o cúmulo do absurdo! Acredito que o prefeito precisa dar um freio de arrumação em sua equipe, puxar as rédeas, mostrar que a prefeitura tem o comando. Parar com esta historia de todo mundo da administração, deputado, vereador tá falando muito. Prefeito Humberto Soares Leite, acorde enquanto é tempo, a população o elegeu para ser o verdadeiro líder da prefeitura municipal, para ser o homem que decide!

  1. Comentário: Voz da Bahia - Marcus Augusto
19 comentários
01
Nov
Pros e Solidariedade asseguram tempo na TV e participação no Fundo Partidário
Postado por: Letícia Oliveira / 16:20h

Os partidos criados até o final de outubro, como o Solidariedade e o Pros, não serão prejudicados com as regras da Lei 12.875, publicadas no Diário Oficial. Os novos cálculos para distribuição, entre as legendas, do dinheiro do Fundo Partidário e do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV afetam apenas legendas criadas a partir deste mês. “Como foram criados antes da lei, [os partidos] vão participar do rateio dos 2/3 [de tempo de propaganda] e de 95% do Fundo Partidário, porque tiveram direito à portabilidade”, explicou Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A portabilidade que valia até as novas regras serem sancionadas garantia aos parlamentares que trocassem de legenda levar para o novo partido o tempo de propaganda e a parcela do fundo a eles vinculados. Com as novas regras, aqueles que mudarem de partido durante o mandato não poderão levar os votos para a nova sigla, para contagem de tempo de propaganda e o cálculo do fundo. (Agência Brasil)

Comente agora
01
Nov
Wagner não confirma PP na chapa: 'Ainda é cedo'
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 15:56h

O governador Jaques Wagner não confirmou nesta sexta-feira (1º) o PP em uma chapa majoritária encabeçada pelo PT para disputar as eleições de 2014. Em entrevista coletiva realizada após a inauguração da Via Expressa, o petista sequer deixou a reportagem do Bahia Notícias completar a pergunta relativa ao tema, virou as costas e deixou o local junto com a presidente Dilma Rousseff. “Ainda é muito cedo”, resumiu o governador. Presidente do PP baiano, o deputado federal Mário Negromonte não garantiu nesta quinta (31) o apoio da legenda ao candidato do PT à sucessão de Wagner. Com o argumento de que “cada um quer um”, Negromonte afirmou ao BN que a sigla pode apoiar uma candidatura do vice-governador Otto Alencar (PSD) ou da senadora Lídice da Mata (PSB).

Comente agora
01
Nov
Dilma Rousseff convoca ministros para reunião neste sábado
Postado por: Letícia Oliveira / 15:54h

A presidente Dilma Rousseff convocou integrantes do primeiro escalão de seu governo para uma reunião ministerial neste sábado (2).  A previsão é de que o encontro ocorra às 10h, no Palácio do Planalto, informou a assessoria da Presidência da República. A Secretaria de Imprensa do Planalto, no entanto, não confirmou a pauta nem quem são os ministros que foram convocados pela presidente. A presidente pretende averiguar com os ministros qual é a situação das obras federais em andamento no país e cobrá-los celeridade na conclusão dos empreendimentos. Não é a primeira vez que Dilma reúne seus ministros em um sábado. Em julho, após a onda de manifestações que tomaram conta das ruas do país, a chefe do Executivo convocou seus auxiliares da Esplanada para tratar sobre os cinco pactos que viriam a ser anunciados dias depois em cadeia de rádio e televisão como resposta aos protestos.

Comente agora
01
Nov
Jaques Wagner diz que meta de 2014 é reeleger Dilma
Postado por: Anacley Souza / 10:43h

O governador Jaques Wagner comentou, em entrevista a uma emissora de rádio nesta quinta-feira (31), a escolha do PT para a sua sucessão nas eleições 2014. O petista afirmou que sabe o peso de sua palavra na decisão final, mas afirmou que existe um trabalho de “conversar, construir e manter o clima da unidade dentro do partido”. De acordo com o governador, o PT criou uma comissão interna para planejar o processo de escolha. No momento, são quatro os pré-candidatos do partido: Rui Costa – tido como favorito de Wagner -, Luiz Caetano, Walter Pinheiro e José Sérgio Gabrielli. No próximo dia 10 de novembro deve ser eleita uma nova diretoria interna e, no dia 30, o diretório estadual se reunirá para, possivelmente, decidir quem disputará as eleições de 2014 representando o partido. A intenção de Wagner é manter a unidade partidária e “trabalhar muito para reeleger Dilma e dar continuidade ao projeto que iniciamos em 2007″, afirmou o petista. (R7)

Comente agora
01
Nov
PSB entregará cargos no governo da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 09:25h

Provável candidato ao Palácio do Planalto no ano que vem, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, anunciarão juntos, em Salvador, a entrega dos cargos do PSB no governo Jaques Wagner (PT) e o lançamento da pré-candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) a governadora em 2014.  O evento, antecipado nesta quinta-feira (31) pela coluna Direto da Fonte, ainda não tem data marcada, mas será o primeiro movimento político concreto da dupla. Segundo dirigentes do consórcio PSB/Rede, a ideia é que o lançamento seja feito na abertura do primeiro encontro conjunto dos dois partidos na região Nordeste. (R7)

Comente agora
01
Nov
Pré-candidatura de Lídice será lançada no 1º encontro conjunto PSB/Rede no Nordeste
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:51h

Provável candidato ao Palácio do Planalto no ano que vem, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-ministra de Meio Ambiente, Marina Silva (PSB), anunciarão juntos, em Salvador, a entrega dos cargos do PSB no governo Jaques Wagner (PT) e o lançamento da pré-candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) a governadora em 2014. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o evento ainda não tem data marcada, mas será o primeiro movimento político concreto da dupla. Segundo dirigentes do consórcio PSB/Rede, a ideia é que o lançamento seja feito na abertura do primeiro encontro conjunto dos dois partidos na região Nordeste. A candidatura de Lídice já era ventilada pelo PSB, mas só foi sacramentada com a chegada de Marina. "Nós vamos deslocar o eixo nacional da Rede de Sustentabilidade para a Bahia", afirma Julio Rocha, coordenador da Rede no Estado e ex-vice presidente do PT baiano. 

Comente agora
01
Nov
'Quero ser solução, não um problema', diz Otto sobre 'chapa dos sonhos'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:22h
Citado como cabeça da "chapa dos sonhos" à sucessão de Jaques Wagner (PT) por aliados e cotado como governadorável pelo presidente estadual do PP e deputado federal Mário Negromonte, o vice-governador Otto Alencar preferiu não botar ainda mais lenha na fogueira que incendeia a base antes da definição do time que vai enfrentar as urnas em 2014. Declaradamente postulante ao Congresso Nacional, onde diz pretender ser um "senador reformista", o comandante do PSD na Bahia se limitou a retribuir a "gentileza" do pepista. "Agradeço a lembrança dele, que é um líder importante na Bahia, assim como o PP: um partido forte que, nas eleições de 2012, foi o segundo maior em número de votos. Eu fico muito grato pela lembrança.
Comente agora
31
Out
Ex-prefeito de Crisópolis tem contas rejeitadas mais uma vez
Postado por: Letícia Oliveira / 17:10h

As contas da Prefeitura de Crisópolis, na gestão de José Santana da Silva, relativas ao exercício de 2012, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nesta quinta-feira (31). O relator, conselheiro Paolo Marconi, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público e imputou multas que somam em R$ 74 mil. Ainda cabe recurso da decisão. Uma de R$ 38.065,00 refere-se a irregularidades contidas no parecer, e outra de R$ 36.000,00, correspondente a 30% dos seus vencimentos anuais, em decorrência da não execução de medidas para a redução do montante da despesa total com pessoal. As contas foram consideradas irregulares em razão, principalmente, do descumprimento do artigo 212 da Constituição Federal, tendo a prefeitura aplicado em Educação apenas 23,77%, quando o mínimo exigido é de 25%, e em face da inobservância ao disposto no artigo 42, da Lei Complementar 101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal, não havendo disponibilidade de caixa suficiente para quitar os Restos a Pagar inscritos em 2012, de R$ 4.407.936,08.

Comente agora
31
Out
Dilma sanciona lei que dificulta criação de novos partidos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:55h

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (31) a lei que dificulta a criação de novos partidos políticos no Brasil. A nova regra limita o acesso de novas legendas a verbas do fundo partidário e à propaganda partidária na TV. Os novos partidos terão que concorrer nas eleições seguintes à sua criação com o tempo mínimo de TV reservado para cada legenda e com um pequeno percentual do fundo partidário, e que não serão beneficiados por eventuais parlamentares que a eles aderirem. A matéria gerou polêmica quando teve a tramitação suspensa por liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Posteriormente, o plenário da Corte considerou que não deveria fazer a análise prévia da constitucionalidade do projeto e determinou o prosseguimento da tramitação no Congresso.   A mudança atinge diretamente os dois novos partidos recém-criados no Brasil — PROS (Partido Republicano da Ordem Social) e o Solidariedade. Ambas as siglas atraíram diversos deputados de outras siglas, que estavam interessados em disputar as eleições de 2014. O PROS, por exemplo, recebeu recentemente o reforço dos irmãos Cid e Ciro Gomes, cujo reduto eleitoral é o Ceará. Já o Solidariedade,, que é comandado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, e atraiu diversos parlamentares do PDT, principalmente.

Comente agora
31
Out
"Vendi picolé na rua", diz Rui Costa sobre infância pobre
Postado por: Anacley Souza / 09:53h

Desde que começaram as especulações sobre o nome do PT ao Palácio de Ondina, novas informações foram ficando cada vez mais raras. É sempre o mesmo ‘bla-bla-bla’. Mas hoje, eis que surge uma grande novidade. Em entrevista ao Balanço Geral, da Rádio Sociedade, o pré-candidato do PT a governador da Bahia, Rui Costa, fez uma revelação. Já vendeu picolé, sapato e catou marisco para ter o que comer. Rui Costa, que dentre os demais petistas que querem disputa o governo do Estado, é o mais próximo a Jaques Wagner, faz o que todo petista que pretende disputar eleição vem fazendo nos últimos dez anos. Cita o ex-presidente Lula como símbolo de perseverança, quando é questionando sobre o seu possível desempenho caso seja o nome escolhido do PT e, mais ainda, numa hipótese de ganhar o governo baiano. “Sou capaz. Não porque sou secretário, deputado federal, formado em economia, mas, assim como Lula, porque sou formado pela vida”. Na entrevista, Rui não fica ensimesmado. Cita os predicados dos demais petistas – Walter Pinheiro, José Sérgio Gabrielli e Luiz Caetano, - que disputam a preferência do partido (leia-se Wagner). Entretanto, de todos, Caetano foi o que teve o ego mais amaciado. “Todos estão preparados. Gabrielli foi presidente da Petrobras; Pinheiro como senador está fazendo um bom trabalho; Caetano fez um governo extraordinário em Camaçari. Houve uma mudança da água para o vinho. Era uma cidade rica e abandonada, mas mudou o perfil”. Com tranquilidade, Rui Costa tirou de letra quando questionado se seria o 'novo poste'. Para isso, mais uma vez citou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Falo como o presidente Lula: 'de poste em poste vamos iluminando a Bahia'". (Bocão News)

Um comentário
31
Out
SAJ: 'Não vejo como divisão, vejo como engrandecimento', afirma presidente do PT sobre eleição do novo diretório
Postado por: Bruna Leal / 07:25h

A eleição do novo diretório do PT, a nível municipal, estadual e nacional, acontecerá no dia 10 de novembro. Em Santo Antônio de Jesus, duas chapas dentro do partido concorrerão à presidência; uma encabeçada por Zenilton Conceição e a outra por Luiz Henrique. É a primeira vez na cidade que dois representantes petistas disputam o cargo de presidente. O atual presidente Manoel Missionário, em entrevista à Recôncavo FM, disse que não colocou seu nome pra reeleição porque entende que já contribuiu muito no partido. “É bom que outros cheguem para dar continuidade a este trabalho”, destacou, acrescentando que, apesar de inicialmente ter tentado a unificação do partido nesse processo de eleições, o fato de ter duas chapas pode oxigenar anda mais o partido; não impede que o partido cresça. “Não vejo como divisão, vejo como engrandecimento”, ressaltou, completando que há outro ponto positivo nesse novo processo de eleição: os filiados terão duas opções de escolha.

Sobre os comentários de que o PT local estaria precisando de uma nova roupagem, Manoel comentou que não vê dessa forma e frisou que todos que compõem o partido são valiosos, inclusive os que lhe antecederam na presidência e os que assumirão futuramente. “Não vejo que alguém vá salvar o PT, até porque o partido não está morto”, disse. O petista acredita que a ideia de que o PT precisa de uma nova roupagem tenha partido de alguém fora do partido.

Redação: Voz da Bahia - Bruna Leal

Um comentário
30
Out
Comissão aprova cota racial para deputados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:34h

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou hoje uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que reserva vagas para parlamentares de origem negra na Câmara, nas assembleias legislativas dos Estados e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O texto segue para a análise de uma comissão especial que será criada pela Câmara para discutir o tema. Se aprovado, terá que passar por duas votações no plenário da Casa, onde precisará de 308 votos dos 513 deputados. De acordo com o texto, a reserva de cadeiras corresponderá a dois terços do percentual de pessoas que se tenham se declarado pretas ou pardas no último censo realizado pelo IBGE. Esse número, no entanto, não poderá ser menor que um quinto do total das vagas no Parlamento ou maior que a metade das vagas.

Comente agora
30
Out
Deputado Rogério nega a ida de seu chefe de gabinete para prefeitura e diz: “Estamos oferecendo o melhor ao povo de S. A. de Jesus”
Postado por: Letícia Oliveira / 21:18h

Na terça-feira (29), a primeira-dama de Santo Antônio de Jesus Francineia Silva utilizou as redes sociais para atacar a Secretária de Administração do município Luciene Pinto: “Pelo amor de Deus! Pare de ficar humilhando as pessoas. Nós somos empregados do povo”, afirmou. Comenta-se ainda que um grupo de empresários, recém-aderidos ao grupo do prefeito, em um almoço em determinada churrascaria, no último final de semana, resolveram pedir a saída de Luciene Pinto, e para o lugar dela, estariam indicando Sr. Célio que coordenou o final da campanha do prefeito Humberto Leite no ano passado. Com o direito de resposta o deputado Estadual Rogério Andrade, ligou para redação do Voz da Bahia e em entrevista ao repórter Marcus Augusto na tarde desta quarta-feira (30), explicou que essa matéria foi uma surpresa muito grande e não tem nenhum tipo de cabimento e nunca houve empresário no município para discutir essa possibilidade, “Célio é meu chefe de gabinete desde o início do meu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia e vai continuar sendo. Eu tenho um respeito muito grande pela secretária Luciene, em minha visão ela é uma grande profissional, mulher e mãe de família, e representa muito bem a pasta que ocupa então essa informação chega a soar como irresponsável. Eu desafio qualquer pessoa que possa citar o nome de um ou dois empresários que tenham tentado discutir esse tema”, destacou.

 

  1. Deputado Rogério, Francineia e Luciene

Questionado sobre o que de fato está acontecendo com relação ao que foi postado pela primeira dama nas redes sociais, Rogério negou estar sabendo do motivo que levou Francineia a fazer esse desabafo e afirma que só ficou sabendo disso através do Portal Voz da Bahia, "isso só soube através de vocês", garantiu. O deputado depois voltou reafirmar, que mesmo se houvesse desejo por parte do prefeito Humberto Leite em ter Célio ocupando qualquer pasta da Prefeitura Municipal, não seria possível, pois ele jamais abriria mão do trabalho de seu chefe de gabinete. Andrade assumiu estar indignado com essa ventilação que para ele não tem nenhuma veracidade. “Não houve nenhum tipo de reunião, em minha opinião isso é intriga da oposição, estamos sempre oferecendo o melhor ao povo de Santo Antônio de Jesus”, finalizou.

  1. Reportagem: Voz da Bahia
12 comentários
30
Out
Só PT tem lugar assegurado na chapa governista de 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 18:05h

Ao contrário do que pensa o PP, a vaga do partido na chapa majoritária com que os governistas pensam em disputar a sucessão do governador Jaques Wagner (PT) está longe de estar assegurada. Há cerca de um mês, o deputado federal Mário Negromonte (PP) tinha anunciado que a chapa do governo para disputar as eleições de 2014 estava fechada e que ela seria encabeçada pelo PT, tendo o PP na vice e o PSD ao Senado, provavelmente com a candidatura do atual vice-governador Otto Alencar, também secretário estadual de Infraestrutura. A informação levou o PDT a promover um evento em Salvador e defender seu espaço na chapa. Segundo a mesma fonte que conversou hoje com o site, de seguro mesmo na chapa só tem um partido, “o PT do governador, que não abrirá mão de liderá-la e tem, para isso, quatro pré-candidaturas postas, devendo escolher uma entre elas até o fim de novembro”. No partido, apesar de algumas declarações de seus líderes em contrário, todo mundo já sabe o nome do candidato a governador do PT . Será Rui Costa, chefe da Casa Civil do governo. (Politicalivre)

Comente agora
30
Out
Maragojipe: Vereadores deixam base governista e bancada na Câmara perde força
Postado por: Fábio Santos DRT 8769 / 11:37h
Se tem uma coisa que a prefeita Vera Lúcia Maria dos Santos ( Vera da Saúde - PMDB) tem pedido ao anjos, é que o  ano termine.  2013,  será um calendário inesquecível para a gestora. Tudo de ruim que poderia acontecer em uma administração pública ocorreu: Denúncias de contratos acima do normal, manifestações populares, ações movidas junto ao Ministério Público, destaque negativo na imprensa baiana... E quando parecia que tudo estaria terminado, és que surge, mais denúncias e perdas irreparáveis a base governista:  A  desintegração da bancada de Governo na Câmara Municipal. O vereador José Maria de França  - Zé de Roque (PSD) - resolveu abandonar a tripulação da prefeita Vera. De acordo com o edil,  - Vera da Saúde, não estaria atendendo suas reivindicações em prol da população, como as recuperações das estradas vicinais, e outras  cobranças pertinentes a administração, mas nunca nada pessoal, como alegado pela prefeita, disse o vereador –  O parlamentar também pontuou a imprensa local, que a gestora não atendia seus telefonemas, além  de alegar que os seus representantes no Legislativo queriam explorar a administração-  destaca Zé de Roque. Segundo ele, as afirmações não procedem. Zé de Roque ressaltou que a gestora não ficou satisfeita após vereadores de sua bancada ter votado contra um projeto, onde a maioria entedia ser um ‘cheque em branco’ a um governo de instabilidade  como o atual.  
Comente agora
30
Out
Senado analisa projeto que sugere expropriação de imóveis onde for explorado trabalho escravo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:40h

O Senado começa a analisar nesta quarta-feira (30) o projeto que regula a expropriação de propriedades urbanas e rurais nas quais fique comprovada a exploração de trabalho escravo. Segundo o texto, elaborado pela Comissão Mista Especial para Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição, a expropriação alcançará apenas os imóveis onde a exploração for praticada pelo proprietário – com comprovação em sentença transitada em julgado –, o que exclui a expropriação de propriedades onde o trabalho escravo for explorado por locatários ou meeiros. A proposta define como escravidão, entre outras coisas, “a submissão ao trabalho forçado, exigido sob ameaça de punição, com uso de coação”; e a retenção do trabalhador no local de trabalho, seja por meio de dívidas forçadas, impedimento de acesso a meios de locomoção ou vigilância ostensiva. “O Brasil está sendo muito cobrado internacionalmente para votar rapidamente essa questão do trabalho escravo”, afirmou à Agência Senado o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao anunciar a inclusão do projeto na pauta do Plenário.

Comente agora
30
Out
Dilma sai à frente na disputa pelos palanques do Nordeste
Postado por: Anacley Souza / 08:25h

A presidente Dilma Rousseff (PT) largou na frente na montagem de palanques de apoio na região Nordeste, reduto eleitoral do governador de Pernambuco e possível adversário em 2014, Eduardo Campos (PSB). A petista deve ter candidaturas aliadas estruturadas nos nove Estados e dois nomes na disputa majoritária em pelo menos quatro (Maranhão, Ceará, Alagoas e Paraíba). Campos planeja lançar candidatos em todos os Estados da região, mas sem perspectiva de duplo apoio em nenhuma praça. Aécio Neves (PSDB-MG) deverá contar com nomes aliados nos nove Estados, mas os tucanos enfrentam dificuldades para montar palanques sólidos nos maiores eleitorados. É nesse eixo que Dilma aposta suas fichas. Ela terá aliados tidos como competitivos na Bahia (26% do eleitorado da região), Pernambuco (17%) e Ceará (16%). O problema para os petistas é que a saída de Campos da coalizão governista e o consequente lançamento do seu nome ao Planalto cria barreira para que ela repita o feito de 2010, quando obteve no segundo turno 70% dos votos válidos no Nordeste.

Comente agora
30
Out
Bolsa Família estará no palanque de todos os candidatos à Presidência em 2014
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:23h

Dez anos depois de lançado, o Bolsa Família consolidou-se como principal estratégia de redução da miséria, venceu resistências e terá lugar garantido no plano de governo dos três pré-candidatos já conhecidos a presidente da República, em 2014. Hoje, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff estará ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comemorar a primeira década do programa, carro-chefe da política de erradicação da pobreza extrema prometida pela presidente. Embora simbolize conquistas sociais dos governos Lula e Dilma, o Bolsa Família está longe de ser uma bandeira de campanha só do PT.

Comente agora
30
Out
Aleluia diz que política só em 2014
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:09h

O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, disse ontem que 2013 é ano de gerir Salvador e que campanha eleitoral só em 2014. Em entrevista à rádio Tudo FM, Aleluia disse que “2013 é um ano de dedicação ao governo para que o cidadão perceba a maneira diferente de o Democratas governar. Nossos exemplos de gestão pública responsável e comprometida com as pessoas são ACM Neto em Salvador e José Ronaldo em Feira de Santana”, disse o secretário. Para Aleluia, a campanha eleitoral deve começar no ano que vem e a oposição tem nomes conhecidos e experientes para a disputa, como o dele próprio, do ex-governador Paulo Souto e do prefeito José Ronaldo pelo Democratas, além  de Geddel Vieira Lima pelo PMDB e João Gualberto pelo PSDB. “Devo confessar que vontade e determinação não me faltam para encarar o desafio da eleição governamental do ano que vem, mas admito também que meu nome jamais será um empecilho à união das oposições. Defendo uma candidatura oposicionista única e consensual”. (Tribuna)

Comente agora
29
Out
Lula elogia Sarney e diz que imprensa avacalha a política
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:57h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu a importância da atuação do senador José Sarney (PMDB-AP) na convocação da Assembleia Nacional Constituinte, ao receber a Medalha Ulysses Guimarães, durante a solenidade em comemoração aos 25 anos da Constituição de 1988, no Senado, nesta terça-feira (29). “Quero colocar sua presença na Presidência [da República] no momento da Constituição em igualdade de forças com o companheiro Ulysses [Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte], porque, em nenhum momento, mesmo quando o senhor era afrontado no Congresso, o senhor não levantou um único dedo para colocar qualquer dificuldade aos trabalhos da Constituinte, e certamente foi o trabalho mais extraordinário que o Congresso já viveu”, disse Lula.

Comente agora
29
Out
Democratas articula em S. Antônio de Jesus e filia ex-secretário Edy Diniz
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:41h

As filiações ao partido Democratas continuam a movimentar principalmente o interior da Bahia. Em Santo Antônio de Jesus a filiação do ex-secretário municipal da Agricultura , Edson Diniz, movimentou a imprensa e o cenário político locais. Edy Diniz, como é conhecido na cidade, assumiu a presidência do Democratas em SAJ e é pré candidato a deputado estadual. “ Fomos buscar um democrata progressista com base, tradição e força politica para representar a região”, disse o presidente estadual da legenda, deputado Paulo Azi, reforçando que a filiação de Diniz soma-se às estratégias de fortalecimento do partido com vistas às eleições de 2014. Engenheiro agronômo e mestre em Ciências Agrárias, Edy Diniz é reconhecido pela ostensiva atuação na política de SAJ, habilidade herdada do avó, Rosalvo Fonseca, que foi prefeito do município. “ O despertar da população brasileira aponta para novos caminhos e o Democratas é hoje um partido em condições de oferecer essa mudança”, refletiu Diniz, frisando que SAJ é uma cidade ansiosa por desenvolvimento e novas lideranças. “Santo Antônio de Jesus está acordando, o Democratas tem alternativas a oferecer e isso nos anima a enfrentar o desafio”, concluiu Diniz. (Digabahia)

Um comentário
29
Out
"Imbassahy me processou só porque fiz uma pergunta que ele não gostou", critica Nilo
Postado por: Letícia Oliveira / 15:06h

Polêmico e controverso, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) revelou ao apresentador Mário Kertész, em entrevista nesta terça-feira (29), que o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) o está processando. "Ele está me processando só porque eu perguntei: 'Você passou oito anos sem trabalhar. quem pagou as suas contas? Você tem algum comércio escondido, alguma poupança?' Ele disse que eu estava o ofendendo", disse. "Resolvi tornar a história pública, porque é um negócio gritante. Isso tudo começou quando ele filmou o próprio voto na sessão do deputado [preso por peculato e formação de quadrilha Natan] Donadon. Aí, eu disse que o homem que filma o próprio voto é porque sabe que o povo não confia nele. Ele ficou triste e magoado comigo", contou.  (Metro1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com