As comentadas

Bom dia , Quarta-feira, 17/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

25
Ago
Félix Jr sugere abertura do Sistema Ferry Boat para outras empresas operarem travessia
Postado por: Letícia Oliveira / 14:49h

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) está sugerindo ao governo do estado a abertura dos terminais do Sistema Ferry boat para qualquer empresa que queira explorar a linha marítima Salvador (São Joaquim)/Bom Despacho. Segundo o deputado, os terminais funcionariam a exemplo dos aeroportos, com várias empresas utilizando o equipamento e pagando pelo aluguel. “Como temos a Gol, a Tam, a Varig e outras que pagam para usar os aeroportos, teríamos também empresas de embarcações (ferry boats) que pagariam para usar os terminais”. Ele assegura que tem empresários interessados em operar na Baía de Todos os Santos criando empresas para fazer linha regular entre Salvador e a Ilha. “Novas empresas no setor significaria mais oferta de serviço, concorrência, que redundaria em melhores condições para os usuários, e a ampliação do Sistema, favorecendo as pessoas que fazem diariamente a travessia, os turistas e a própria cidade, que está bem próxima de sediar uma Copa do Mundo e o futebol da Olimpíada 2016”, observa Félix Júnior. (Politicalivre)

Comente agora
25
Ago
Após fracasso em licitação, João Henrique diz que há boicote para metrô não sair
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 12:17h

A população de Salvador poderia estar a uma semana da inauguração do tão esperado metrô. Mas a promessa, feita pela prefeito João Henrique (PP) em dezembro do ano passado, não será cumprida. É que todas as seis empresas que analisaram em julho o edital de licitação para revitalizar e testar o sistema rejeitaram o contrato. “Estou sendo boicotado para o metrô não funcionar. Não querem que o governo João Henrique inaugure o metrô. Está claro?! Não está claro?!”, afirmou ontem o prefeito, ao Correio da Bahia, durante homenagem a escolas municipais, na Boca do Rio. João Henrique não disse de onde ou quem  estaria boicotando, mas ao ser lembrado da promessa do metrô funcionando até 1º de setembro, rebateu: “Estão com medo de João Henrique em 2014”. O prefeito afirmou, em entrevista, em abril, que vai disputar  o Palácio de Ondina nas eleições de 2014. O secretário de Transportes e Infraestrutura do Município, José Luiz Costa, afirmou que abrirá nova licitação ainda este mês para revitalizar e testar o metrô e que, caso ninguém apareça novamente, pedirá dispensa de licitação. “Vamos pedir dispensa de licitação e fazer uma contratação direta, conforme previsto na Lei de Licitações”, disse.

Caixa-preta:
Enquanto o prefeito reclama dos imbróglios que envolvem a largada do metrô, a professora Denise Ribeiro, do Departamento de Transporte da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mostra outro caminho. “Se não há interesse (no contrato do metrô) é porque as empresas não conseguem ver como um bom negócio. Há a incerteza sobre a demanda para alimentar o setor, ainda não há um estudo. É uma caixa-preta”, avalia...

Comente agora
25
Ago
Nilo acredita que vídeo de candidata não passou de 'brincadeira infeliz'
Postado por: Letícia Oliveira / 09:40h

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Nilo (PDT), afirmou, em entrevista ao A Tarde, que o episódio gravado em que aparece a deputada estadual e candidata em Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), não aparenta seriedade. “Tudo não passou de uma brincadeira infeliz, mas, hoje em dia, é preciso ter cuidado ao se fazer uma brincadeira. Vivemos em um mundo globalizado”, disse. A parlamentar foi filmada enquanto disse que desviaria recursos de uma ponte.

Em entrevista a uma emissora de TV, ela alegou ter falado de um peixe chamado “agulhão” e que o vídeo foi montado. O pedetista contou ter conversado com a deputada através do celular de uma amiga em comum. “Ela disse que o vídeo foi feito há quase dois anos, antes de ser deputada”, relatou. Apesar de destacar a postura “correta” de Cláudia no parlamento estadual, o presidente da Casa afirma que agirá caso haja provocação. “Se qualquer partido ou parlamentar entrar com uma representação, eu ponho para tramitar”, afirmou. (BN)

Comente agora
24
Ago
Itabuna: Candidata a prefeita denuncia perfil falso na internet e aciona Justiça e Polícia Federal
Postado por: Letícia Oliveira / 18:58h

A candidata a prefeita de Itabuna, Juçara Feitosa (PT), disse que acionou a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral para investigar um perfil falso criado no Facebook com o seu nome. O perfil leva o nome “Juçara Feitosa Oliveira”, foi criado em 11 de agosto e traz, além de imagens da campanha da petista, ataques a adversários na corrida eleitoral. A coordenação da campanha da petista divulgou nota em que condena o crime eleitoral e lembra que “a liberdade de expressão, reconquistada com o sacrifício de muitas vidas nas lutas contra a ditadura e pela redemocratização do país, deve ser celebrada como um tributo à vida em sociedade pelo exercício da tolerância e da capacidade de conviver com a diferença”, diz a nota. Ainda em nota distribuída pela assessoria, a petista diz não abrir mão do direito à “crítica franca ou mesmo à denúncia, sem fugir à responsabilidade pelo que for dito. Para isso deve servir a liberdade de expressão”, afirma. Na internet, a coordenação informa que a dispõe apenas do blog www.13jucara.blogspot.com e o perfil Juçara 13 no Facebook. “Temos a certeza de que a população de Itabuna e os veículos de comunicação saberão distinguir entre aqueles que fazem da política uma atividade rasteira e os que valorizam o debate de ideias e a busca de projetos sérios para a cidade”, encerra a nota. (Blog Pimenta na Muqueca)

Comente agora
24
Ago
Segunda pesquisa Ibope mantém liderança de ACM Neto com 40%; Pelegrino cresce 3%
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 18:51h

A segunda pesquisa sobre a sucessão da prefeitura de Salvador, realizada pelo instituto Ibope, confirma a vantagem do candidato ACM Neto (DEM) sobre os demais adversários e a tendência de vitória no primeiro turno da eleição, mas com o mesmo índice de intenções de voto do primeiro levantamento, realizado há 21 dias. Embora divulgada após dois debates e o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, a consulta tem teor semelhante à primeira divulgação. De acordo com o novo estudo estimulado – quando são oferecidos os nomes que concorrem ao pleito –, divulgado nesta sexta-feira (24) mais uma vez, o democrata segue com 40% das intenções de voto contra 16% de Nelson Pelegrino (PT), que cresceu 3% em relação à consulta anterior, e 8% de Mário Kertész (PMDB), que manteve a mesma performance. Márcio Marinho (PRB) ainda está em quarto, mas perdeu uma casa e obteve 5%. Ele é seguido de Da Luz (PRTB), com 1%. Hamilton Assis (PSOL) continua sem pontuar. Dessa vez, o levantamento foi feito entre o último domingo (19) e esta sexta (24). O Ibope ouviu 602 entrevistados e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BA-00078/2012. 

(Prefeituráveis da capital baiana)

Um comentário
24
Ago
O efeito da greve na campanha dos candidatos governistas
Postado por: Letícia Oliveira / 18:10h

Essa onda de greves na máquina federal acabou por detonar o filme dos candidatos petistas com capital eleitoral no funcionalismo público. A situação anda tão feia que tem até candidato a vereador (em Florianópolis, por exemplo) agradecendo, mas recusando o apoio dos ministros de Dilma Rousseff na campanha. (Radar Online/Veja)

Comente agora
24
Ago
Stº. Antº. de Jesus: Candidato Franderrak explica os motivos de não realizar visitas e divulgar agendas
Postado por: Letícia Oliveira / 16:33h

O candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus Franderrak Mascarenhas (PSol) em entrevista ao repórter Marcus Augusto explicou o motivo pelo qual sua coligação não realiza visitas diárias e carreatas pela cidade, assim como fazem as outras coligações. O advogado comentou que não tem uma prática política de fazer esse tipo de visita, pois depois os candidatos somem, "visitar só de quatro em quatro anos, para mim não dá. Os demais candidatos utilizam esse princípio de campanha, nós acompanhamos as pessoas constantemente, é feio, visitar e nunca mais aparecer, as vezes nem mora cidade”, alegou.

De acordo com Franderrak a política do PSol é feita com base na discussão de propostas e projetos com a população de Santo Antônio de Jesus, “não é carro de som, nem pichação de muro, bandeiras, carros plotados que vai transmitir a proposta que os candidatos a prefeito tem como projeto para seu mandato de quatro anos na cidade”. Questionado sobre o motivo de não ter sua agenda divulgada na imprensa, Franderrak explicou que a agenda da coordenação de campanha é feita no boca a boca, visitando as comunidades para buscar saber as necessidades e carências que eles tem, "minha agenda é de todo dia, conversanda com os cidadãos a todo instante, cara a cara", concluiu.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

Comente agora
24
Ago
Presidente do PDT diz que João Durval foi 'ingrato'
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 16:16h

Se o filho do senador João Durval (PDT), o deputado federal Sérgio Carneiro (PT), evitou comentar o apoio do pai ao candidato do DEM à prefeitura de Feira de Santana, José Ronaldo, o presidente estadual pedetista fez questão de procurar o Bahia Notícias para criticar a aliança. Embora pondere que não poderá adotar nenhuma medida contra o correligionário, pois a adesão foi pessoal, Alexandre Brust considerou a dobradinha incoerente. “Eu só tenho a lastimar que ele, como presidente de honra do PDT na Bahia e nosso senador, tenha assumido uma posição contrária ao seu partido em Feira de Santana, justamente a cidade onde ele construiu a sua vida pública”, censurou. Para o dirigente, a maior incongruência é o fato de que Durval não só foi eleito pelo PDT como representa o conglomerado de partidos aliados ao governador Jaques Wagner. “Mesmo que ele tenha algum problema pessoal com o nosso prefeito Tarcízio Pimenta, ele foi ingrato com o projeto que o elegeu, porque teria a opção de apoiar o candidato do PT [deputado estadual Zé Neto]. Nunca o nosso adversário na Bahia [DEM]”, disparou Brust. Pouco depois do anúncio da dobradinha Durval-Ronaldo, Pimenta já tinha demonstrado a insatisfação da sigla, ao opinar que "o senador não não absorveu o ideário pedetista e brizolista. Talvez ainda esteja pensando no ideário pefelista, que é a sua origem". (por Evilásio Júnior - BN)

Comente agora
24
Ago
Vídeo que compromete deputada vazou após roubo de celular; adversário repassou à Globo – corregedor do TRE está na filmagem
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 15:09h

O vídeo que mostrou ao país a deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), candidata a prefeita de Porto Seguro, no extremo-sul baiano, a prometer construir uma ponte na cidade por R$ 2 bilhões e ficar com a metade do dinheiro para si, vazou por conta de um roubo ao aparelho celular do marido dela, o prefeito de Eunápolis, José Robério (PRTB), autor da filmagem. Aos seus aliados e amigos, o gestor mostrava a gravação porque se valia que a presença no passeio do corregedor regional eleitoral, Josevando Andrade, o livraria de qualquer ameaça. No entanto, há um ano, durante uma festa na casa do advogado Hélio Lima, que também aparece na filmagem, o iPhone do gestor sumiu. A suspeita recai sobre um jornalista, até então próximo ao prefeito. Ele teria vendido o material por R$ 100 mil ao ex-administrador da Capital do Descobrimento, Ubaldino Jr. (PMDB), adversário dos Oliveira na região. Em entrevista ao Bahia Notícias, o peemedebista admitiu ter repassado o vídeo às Organizações Globo, mas não mencionou valores. Já o juiz Josevando não atendeu às diversas ligações feitas pela reportagem. A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), solicitada pelo BN a prestar esclarecimentos sobre o motivo da participação do magistrado no evento, disse que tinha contatado a assessoria do corregedor e aguardava retorno. Nenhuma satisfação posterior foi fornecida. (por Evilásio Júnior/Bárbara Souza/Ricardo Luzbel - Bahia Notícias)

Comente agora
24
Ago
Confira fotos da caminhada de Dalva e Cezar nas Ruas Aracaju e Mato Grosso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:05h
Comente agora
24
Ago
Imbassahy fica satisfeito com propaganda de ACM Neto
Postado por: Letícia Oliveira / 12:20h

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) soube por um amigo, em Brasília, das referências positivas ao seu governo feitas no programa de ACM Neto (DEM) na TV. Disse ACM Neto que queria a Salvador de 10 anos atrás, “que era muito diferente, mais viva, mais pulsante, brilhante, desejada pelos brasileiros. Não era mais uma cidade do Nordeste. Era a cidade”. Imbassahy ficou numa felicidade só, disse o correligionário do tucano. (Raio Laser/Tribuna)

Comente agora
24
Ago
TSE barra retorno de ex-prefeito e seu vice aos respectivos cargos em Valente
Postado por: Letícia Oliveira / 12:05h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetou na noite desta quinta-feira (23) o retorno do ex-prefeito de Valente, Ubaldino Amaral (PP), cassado no último dia 5 de junho, junto com o seu vice Eduardo Cedraz (PSD) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Nos embargos de declaração interpostos, a corte afastou a inegibilidade do ex-vice-prefeito, que concorrerá novamente no cargo na chapa liderada desta vez pelo candidato a prefeito pelo PT, Ismael Ferreira. O ex-gestor foi acusado pela promotoria de Justiça da Comarca do município de "captação e gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral". Nas eleições municipais de 2008, Amaral teria comprado cinco mil camisas e distribuído para os munícipes. A prefeitura é administrada pelo presidente da Câmara de Valente, Lucivaldo Araújo Silva (PR). (BN)

Comente agora
24
Ago
TSE reduz tempo PT e PSDB em propaganda eleitoral na TV
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:37h

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diminuiu na última quinta-feira o tempo de propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio de PSDB e PT em todo o Brasil, devido à alteração no número de deputados federais que migraram entre os partidos no período pré-eleitoral. Com a mudança feita pelo ministro Arnaldo Verisiani, os tucanos perdem três segundos no horário eleitoral e os petistas perderam seis segundos. O ministro comprovou que PT e PSDB tiveram deputados contabilizados a mais, o PT perdeu um deputado para o PSD. E o PSDB perdeu dois parlamentares para o partido fundado pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD).

O maior beneficiado com a alteração é o DEM, com mais seis segundos em seu horário eleitoral gratuito, pois na tabela anterior existia um erro na somatória dos deputados que migraram do DEM para o PSD - saíram 17 parlamentares, ao invés dos 19 que constavam na tabela. Além do DEM, as legendas PR, PDT e PSB também tiveram ganharam mais três segundos em seu programa eleitoral com a nova alteração. A nova distribuição servirá de guia para consulta e distribuição de horário pelos juízes eleitorais, sendo que deve ser observando as legenda e coligações dos candidatos que disputam as eleições. (Terra)

Comente agora
24
Ago
Confira fotos da caminhada de Álvaro e Geo na Rua Juerana e no Lot. Jardim das Árvores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:15h

Comente agora
24
Ago
Confira fotos da caminhada de Humberto e Faustino no Alto Santo Antonio 2º parte
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:24h
5 comentários
24
Ago
Twitaço mobiliza candidatos para a sustentabilidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:01h

O programa Cidades Sustentáveis, iniciativa nascida em São Paulo, realiza nesta sexta, às 14h, um twitaço -  mobilização de internautas por meio do twitter - para divulgar a campanha "Eu Voto Sustentável". A iniciativa pretende engajar eleitores e chamar a atenção de candidatos ao pleito municipal para adotarem medidas mais sustentáveis durante suas gestões. De acordo com a assessoria do programa, até o momento, 527 candidatos, em todo o Brasil,  firmaram compromisso com o programa. Na Bahia, 14  garantiram presença (veja lista abaixo). E em Salvador, apenas o prefeiturável ACM Neto (DEM) assinou, por enquanto a carta de compromisso.

De acordo com Syntia Alves, coordenadora das redes sociais do programa, o objetivo da mobilização é chamar a atenção da população. "Queremos que a sociedade civil esteja engajada, pois o projeto só vai existir se despertar interesse", afirma. Segundo Moisés Costa, consultor de comunicação digital e mídias sociais da agência QuantaGente,  o uso do twitter facilita a divulgação. "É uma ferramenta aberta. Quanto mais se fala, mais pessoas vão ser alcançadas", afirma o especialista. 

Comente agora
24
Ago
Saiba o que é proibido e o que é permitido na propaganda eleitoral
Postado por: Letícia Oliveira / 00:56h

Os candidatos a prefeito e a vereador estão em campanha pelo Brasil. Mas nem tudo o que se vê na propaganda eleitoral deles está de acordo com a lei. Os candidatos ainda nem foram eleitos, mas já têm o poder de mudar a cara da cidade. Pedem apoio em mesa de bar, fazem aliança com poste e andam mais do que comprometidos, amarrados com o meio-ambiente. Mas enfrentam a oposição da Justiça Eleitoral. Já imaginou como a cidade ficaria emporcalhada se todos os candidatos fizessem isso? Veja: 

Atrapalhar a passagem do pedestre não pode. Distribuir camiseta, boné ou brinde, não pode. Comício pode. Show em comício não pode mais. Propaganda eleitoral em shopping, escola, igreja, estádio ou qualquer prédio público, nem pensar. 

Um outdoor bem no alto do prédio, com duas luminárias para garantir a propaganda noturna, deve render voto. Mas para a Justiça Eleitoral, tudo o que isso significa é uma multa de no mínimo R$ 5.320. Será que não vai fazer falta para a campanha? A multa máxima pelo outdoor é de quase R$ 16 mil. Pelos outros tipos de propaganda, a multa máxima é de R$ 8 mil.

E o que é que pode? Distribuir panfletos; cavaletes e bandeiras ao longo de vias públicas, desde que não atrapalhem o caminho. Alto-falante, a mais de 200 metros de hospital, escola e outros prédios públicos; carro com adesivo gigante, se o dono quiser. E propaganda em propriedade privada? Com consentimento, e desde que ninguém ganhe nada com isso, também pode. Às 22h, tudo que estiver nas ruas tem que sair. Não adianta tirar os cavaletes à meia-noite. A propaganda, aquela que é permitida e não leva multa, só pode reaparecer às 6h. (G1)

Comente agora
23
Ago
Após divulgação de vídeo, candidata a prefeita de P. Seguro se defende de discurso
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 23:31h

A candidata do PSD à prefeitura de Porto Seguro, que aparece em um vídeo debochando sobre um possível desvio de verba de orçamento da cidade, se defendeu da denúncia publicada no site do jornal O Globo em entrevista à TV Bahia nesta quinta-feira (23). Cláudia Oliveira disse que o vídeo, feito em um celular há dois anos, foi forjado com o objetivo de prejudicar a candidatura dela ao cargo municipal. No vídeo, a favorita na disputa eleitoral da cidade baiana caminha junto com um grupo por uma pequena ponte feira de madeira quando simula o que seria um discurso para seus eleitores. "Estou visitando aqui meu povo, povo da periferia. Eu colocarei emendas, farei projeto para uma ponte que vai beneficiar aqui toda a comunidade. Uma ponte onde serão investidos dois bilhões. Um bilhão eu fico", mostra o vídeo. 

Para a TV Bahia, a candidata disse que não falou a palavra "bilhão". "A gente estava falando a respeito dos peixes. Que queríamos comer um peixe, e eu falando que depois iríamos comer o agulhão [espécie de peixe]", declarou Cláudia após afirmar que o celular onde o vídeo foi gravado havia sido furtado. O marido da candidata, Robério Oliveira, que é prefeito da cidade vizinha Eunápolis, faz um alerta para a esposa no vídeo. "Ó rapaz, tá gravado, viu? Tá gravado tudo aqui. Tá tudo gravado e eu vou botar na Globo. Nessas coisas que sai", fala ele para a candidata que continua rindo. 

Outras acusações
Cláudia, apontada como a favorita para a candidatura de prefeita em Porto Seguro, já foi acusada de compra de votos nas eleições de 2010 e seu marido é acusado por irregularidades na administração da prefeitura de Eunápolis, incluindo 19 ações por improbidade administrativa.

Um comentário
23
Ago
Presidente da Câmara de Salvador é multado pelo TCM
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:53h

O presidente da Câmara de Salvador, Pedro Godinho (PMDB), foi punido nesta quinta-feira (23) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), por conta de pagamentos irregulares de Gratificações por Tempo de Serviço (GTS), durante os exercícios de 2010, 2011 e 2012 até o mês de julho. O vereador foi multado pela Corte em R$ 32.153,00, e orientado a suspender imediatamente os pagamentos da referida gratificação. “A 1ª Inspetoria Regional de Controle Externo- 1ª IRCE, durante suas averiguações, identificou que a atual gestão agiu irregularmente, dando continuidade a pagamentos das mencionadas gratificações aos funcionários ocupantes dos cargos comissionados, no momento da exoneração, configurando-se assim a inconstitucionalidade dos pagamentos realizados”, explica o órgão fiscalizador. De acordo com o TCM, a despesa gerada nos exercícios financeiros de 2010, 2011 e 2012 resulta no prejuízo de R$ 2.463.622,60 aos cofres públicos. “A inconstitucionalidade da norma municipal é inegável – seja sob o manto de Decreto ou Lei Municipal - e o pagamento realizado é absolutamente ilegal e incompatível com os princípios que dimanam do art. 37 da Constituição Federal”, argumentou o conselheiro Fernando Vita, ao não acolher os argumentos de defesa de Godinho. A decisão ainda cabe recurso. (BN/Foto: Tiago Melo)

Comente agora
23
Ago
Cruz: TRE-BA libera candidatura de Valtércio Cerqueira
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 18:39h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) liberou no final da tarde desta quinta-feira (23), a candidatura do postulante a prefeito de Cruz das Almas pelo PT, Valtércio Cerqueira. No último dia 31 de julho, a Justiça Eleitoral da 142ª Zona indeferiu o pedido de registro do petista, nome escolhido pelo atual prefeito Orlando Peixoto (PT) para tentar sucedê-lo, por não possuir quitação eleitoral. O prefeiturável foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 6 mil por propaganda eleitoral antecipada e não teria efetivado o pagamento até o último dia 5 de julho, prazo final para o registro. “Considerando-se que o pagamento da multa devida foi feito antes da prolação da sentença, aplicando-se os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, afasta-se a ausência de quitação eleitoral”, diz a corte eleitoral baiana em sua decisão. Além de Cerqueira concorrem ao pleito no município do Recôncavo baiano, os postulantes Fernando Antonio Castro (PV), Luciano Borba (PSOL) e Jean Cavalcante (PMDB), que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, mas já recorreu da decisão e aguarda julgamento. (Fonte: David Mendes - Bahia Notícias)

Comente agora
23
Ago
Ex-senador terá que devolver R$ 80 milhões aos cofres públicos
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 16:47h

Um acordo entre a Advocacia Geral da União (AGU) e o Grupo OK, que será assinado nesta quinta-feira (23), vai render aos cofres públicos, num primeiro momento, R$ 80 milhões. E para garantir que o resto dos recursos desviados na construção do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo seja revertido para o erário, a AGU manterá penhorados 1.255 imóveis do ex-senador Luiz Estevão, dono do grupo empresarial. O valor dos imóveis equivale a 150% do que ele deve à União. O acordo entre a AGU e o Grupo OK tem o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público e da Justiça do Trabalho. Segundo a AGU, este é o maior caso de recuperação de recursos desviados em crime de corrupção. Em razão dos desvios no TRT na década de 1990, Luiz Estevão foi condenado em junho pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a 36 anos de prisão pelos crimes de peculato, estelionato, corrupção, uso de documento falso e formação de quadrilha. Os empresários José Eduardo Correa Teixeira de Ferraz e Fábio Monteiro de Barros Filho, ex-sócios da construtora Incal, que teriam desviado verba pública destinada à obra, também foram julgados. José Eduardo Teixeira foi condenado a 27 anos e Fábio Monteiro, a 32 anos de prisão – todos em regime inicial fechado.(Estadão)

Comente agora
23
Ago
Feira: Pedetista, João Durval declara apoio a José Ronaldo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:26h

O senador João Durval (PDT) confirmou no final da manhã desta quinta-feira (23) que irá apoiar o candidato do DEM à prefeitura de Feira de Santana, José Ronaldo. Contatada pelo Bahia Notícias, a assessoria de imprensa do parlamentar pedetista disse que ele foi à fazenda do democrata “para dar um abraço” no postulante e pedir que “ele faça o melhor por Feira e para desenvolver a cidade”. O apoio de Durval é pessoal, já que, como é filiado ao mesmo partido do atual prefeito, Tarcízio Pimenta – que concorre à reeleição –, está proibido de aparecer na propaganda eleitoral de outra legenda. Depois de o gestor ser acusado de tomar o controle do PDT no município, a parceria entre o senador e Zé Ronaldo era esperada. Agora, com o pai declaradamente ao lado do DEM, espera-se que, em Salvador, o prefeito João Henrique (PP) se defina na disputa. 

Comente agora
23
Ago
Confira fotos da caminhada de Dalva e Cezar no Alto Sobradinho 2ª etapa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:07h
Comente agora
23
Ago
Confira fotos da caminhada de Humberto e Faustino no Alto Santo Antonio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:40h
Comente agora
23
Ago
Candidata em Porto Seguro debocha sobre desvio de verba, assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:40h

Apontada como favorita na disputa pela prefeitura der Porto Seguro, a deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) faz deboche e diz que desviaria R$ 1 bilhão, em vídeo obtido pelo jornal O Globo. Nas imagens, ela aparece, filmada pelo marido, o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, em um praia com amigos. Em certo momento, a deputada inicia um discurso ao passar por uma ponte de madeira. “Estou visitando aqui meu povo, povo da periferia. Eu colocarei emendas, farei projeto para uma ponte que vai beneficiar aqui toda a comunidade. Uma ponte onde serão investidos dois bilhões. Um bilhão eu fico”, afirma, em meio a risadas. Robério avisa, também em tom de brincadeira: “Ó rapaz, tá gravado, viu? Tá gravado tudo aqui. Tá tudo gravado e eu vou botar na Globo. Nessas coisas que sai...”. O casal tem um histórico de problemas judiciais. Cláudia foi acusada de compra de votos nas eleições de 2010 em Buerarema, no sul do estado. Já o marido responde a 19 ações de improbidade administrativa na Vara de Fazenda Pública de Eunápolis, oito ações no Tribunal de Justiça e três ações na Justiça Federal.

2 comentários
23
Ago
TV aberta perde 20% do público após início do horário eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:24h

O terror da TV aberta chegou. Em seu primeiro dia no ar, o horário eleitoral gratuito já fez estrago na faixa nobre, derrubando a audiência dos principais canais abertos em 10 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. Anteontem, durante o horário eleitoral noturno (das 20h30 às 21h), audiência de Globo, Record, SBT, Band, RedeTV!, Gazeta e Cultura somadas foi de 38,5 pontos. Na terça passada, dia 14, a soma dessas redes no horário alcançou 48,3 pontos. Uma queda de 20%. O número de televisores ligados também caiu durante a propaganda eleitoral noturna. Foi 63% na faixa no dia 14, para 57% anteontem. A emissora mais prejudicada com o novo "inquilino" na programação foi a Globo. A faixa nobre do canal sofreu uma queda de cerca de 13% com relação à semana anterior. O "Jornal Nacional", que foi ao ar mais cedo, marcou anteontem média 25 pontos. No dia 14, o noticiário registrou 31 pontos de média. Uma queda de 19%. "Avenida Brasil" também caiu. Foi de 43 pontos (dia 14) para 38 pontos (anteontem). O SBT manteve a mesma audiência na faixa nobre, 7,2 pontos (nas duas terças-feiras). Mesmo com a propaganda eleitoral, a Record subiu na faixa nobre: foi de 7,1 (dia 14) para 7,4 pontos.

Comente agora
23
Ago
Confira fotos da caminhada Álvaro e Geo na Rua Belo Horizonte e Firmino Ribeiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:23h
Comente agora
23
Ago
Lei que descriminaliza o porte de droga seguirá para consulta pública
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:53h

A Câmara dos Deputados vai submeter à consulta pública, a partir desta quinta-feira, 23, o anteprojeto de lei que descriminaliza o porte de drogas e o plantio para consumo próprio. A proposta, elaborada por uma comissão de juristas, é deixar livre de imputação penal o plantio em casa e o porte de uma dose suficiente para dez dias de consumo. A medida valerá para qualquer tipo de drogas. No caso da maconha isso corresponde a 25 gramas, mesma quantidade especificada na lei de Portugal, na qual a comissão se inspirou. Com 113 mil assinaturas, o texto do anteprojeto foi entregue nesta terça-feira ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que mandou disponibilizar a proposta no portal de consulta pública da Casa na Internet, o E-Democracia. A documento estará disponível para consulta até o final do ano. Estadão.

Comente agora
23
Ago
Em uma noite, TRE-BA recolhe 153 placas de candidatos em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 09:12h

Um total de 153 placas irregulares de campanha política foi apreendida pela blitz de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA) na avenida Paralela, em Salvador, na madrugada de terça-feira. A ação foi realizada por servidores do cartório da 19ª Zona Eleitoral. Oito delas estavam agrupadas perto de um monumento para utilização no dia seguinte. As placas só podem ser exibidas entre as 6h e as 22h. O TRE-BA retirou das ruas 1.394 placas e 72 banners desde o dia 6 de julho, quando a operação do órgão foi iniciada. Também já foram notificadas 1.204 pinturas de tamanho maior que quatro metros quadrados, limite permitido pela legislação eleitoral. O TRE-BA afirma que as blitze noturna ocorrem uma vez por semana. As placas apreendidos são levados para um depósito do TRE-BA e só podem ser retiradas 60 dias após as eleições. (G1)

Comente agora
23
Ago
Lula diz que participação de Dilma nas eleições será mínima
Postado por: Letícia Oliveira / 08:49h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado aos candidatos a prefeito do PT: a presidente Dilma Rousseff deve ter uma participação mínima nas eleições deste ano. Em reunião com a comissão de acompanhamento eleitoral do partido, em São Paulo, nesta quarta-feira, Lula disse que o PT deve “compreender” a posição de Dilma de preservar a relação do governo com a base aliada. A expectativa mais realista dos líderes petistas é a de que a presidente vá aos palanques de Patrus Ananias, em Belo Horizonte, e de Fernando Haddad, em São Paulo. Ainda assim, Dilma pode esperar um eventual segundo turno para entrar nas campanhas. A presidente não deve participar da campanha de Humberto Costa, em Recife, para não colidir com o governador Eduardo Campos (PSB), um dos líderes mais importantes da base aliada e com quem o PT ainda sente os efeitos do atrito criado no fechamento das coligações para as eleições municipais. (Oglobo)

Comente agora
22
Ago
Dilma cancela visita que faria a Bahia nesta sexta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:16h

O Palácio do Planalto confirmou o cancelamento da visita da presidenta Dilma Rousseff (PT) a cidade de Serrinha (BA) para acompanhar as atividades do programa “Saúde em Movimento”, onde a presidente também lançaria o Programa Nacional de Cirurgias Eletivas. O evento acontece na sexta-feira (24). Segundo fontes da governadoria, a suspensão da viagem foi comunicada na tarde desta quarta-feira (22), mas não houve justificativa. A agenda do lançamento do programa está confirmada, mas só contará com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do governador Jaques Wagner (PT). Vários eleitores e principalmente os candidatos esperavam ansiosos a visita de Dilma. Inclusive, manifestações estavam sendo organizadas para recepcionar a petista. (Victor Pinto/Polítca Livre)

Um comentário
22
Ago
Revisor condena ex-diretor do BB por lavagem de dinheiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:14h

O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão, votou nesta quarta-feira (22), durante sessão de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), pela condenação de quatro réus por desvios no Banco do Brasil. Lewandowski entendeu que o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato cometeu os crimes de corrupção passiva (receber vantagem indevida), peculato (apropriar-se de bem público) e lavagem de dinheiro.

Além disso, o revisor apontou os crimes de peculato e corrupção ativa (oferecer vantagem indevida) por parte de Marcos Valério e seus sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach. O ministro-revisor votou pela absolvição do ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Luiz Gushiken. Na denúncia feita pela Procuradoria Geral da República ao Supremo em 2006, o então procurador Antônio Fernando de Souza acusou o ex-ministro pelo crime de peculato, alegando que Gushiken teria conhecimento do repasse irregular de R$ 73,8 milhões pelo Banco do Brasil à DNA Propaganda, agência de Marcos Valério. No ano passado, a Procuradoria pediu a absolvição de Gushiken por falta de provas.

Comente agora
22
Ago
Câmara submete porte de drogas à consulta pública
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:28h

A Câmara dos Deputados vai submeter à consulta pública, a partir desta quinta-feira, o anteprojeto de lei que descriminaliza o porte de drogas e o plantio para consumo próprio. A proposta, elaborada por uma comissão de juristas, é deixar livre de imputação penal o plantio em casa e o porte de uma dose suficiente para dez dias de consumo. A medida valerá para qualquer tipo de drogas. No caso da maconha isso corresponde a 25 gramas, mesma quantidade especificada na lei de Portugal, na qual a comissão se inspirou. 

Com 113 mil assinaturas, o texto do anteprojeto foi entregue nesta terça-feira ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que mandou disponibilizar a proposta no portal de consulta pública da Casa na Internet, o E-Democracia. A documento estará disponível para consulta até o final do ano.  O objetivo da proposta, segundo informou o diretor da Fundação Viva Rio, Rubem César Fernandes, é garantir tratamento de qualidade e uma rede de apoio integral ao dependente, sem o risco de sofrer perseguição ou preconceitos. Os líderes do movimento esperam atingir 1 milhão de assinaturas até 2013, quando o texto definitivo deve começar a tramitar. 

Um comentário
22
Ago
Para gays, Pelegrino (PT) e ACM Neto (DEM) são mais amigos
Postado por: Letícia Oliveira / 13:25h

  O Grupo Gay da Bahia (GGB) analisou os "currículos" dos seis candidatos a prefeito da capital baiana e recomenda o voto, pela ordem, ao petista Nelson Pelegrino ou a ACM Neto (DEM). Os dois têm histórico de luta em favor do movimento dos homossexuais. Mário Kertész (PMDB) tem, conforme a visão do GGB, o currículo "manchado" com eventos que não contribuíram para a luta contra o preconceito. Sobre os outros três candidatos, Márcio Marinho (PRB), Hamilton Assis (PSOL) e Rogério Da Luz (PRTB) os ativistas não encontraram, nos últimos anos, qualquer menção contra ou a favor dos homossexuais em jornais, revistas ou outros meios de comunicação.

Pelegrino já recebeu, em 1992, o troféu Triângulo Rosa do Oscar Gay, criado pela entidade para homenagear os aliados. Sua escolha foi "pela solidariedade constante manifesta na Assembleia Legislativa da Bahia em defesa dos direitos humanos dos homossexuais", na época em que era deputado estadual. Em 2006-2008, o petista participou da abertura das Paradas Gays da Bahia em cima do trio elétrico do GGB e em 2011 visitou e fez discurso na II Conferência LGBT do Estado.

Comente agora
22
Ago
ACM Neto lidera disputa pela Prefeitura com 42,9%
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:04h

Um novo levantamento realizado pela Potencial Pesquisas para avaliar a intenção de voto para prefeito de Salvador nas eleições de 2012 aponta ACM Neto na liderança, com 42,9%. A pesquisa realizou dois tipos de abordagem. A primeira, de forma espontânea, onde o Deputado Federal ACM Neto (DEM) lidera com 28,4%, seguido do Deputado Federal Nelson Pelegrino (PT), que aparece com 9,1% das intenções de voto e do candidato Mário Kertész (PMDB), com 5,6%. Na disputa pela prefeitura da cidade, também aparecem na pesquisa o Deputado Federal Márcio Marinho (PRV) com 2%, o candidato Hamilton Assis (PSOL), com 0,4% dos votos, e o atual prefeito João Henrique, com 0,1%. Dos entrevistados, 51,5% não sabem em quem votar e 2,9% disseram que votarão nulo ou branco.  Na abordagem estimulada, o Deputado Federal ACM Neto (DEM) aparece com 42,9%, seguido do Deputado Federal Nelson Pelegrino (PT), com 14,9% e do candidato Mário Kertész (PMDB), com 8,4%. Nessa abordagem, o Deputado Federal Márcio Marinho (PRB) surge com 4,4%, o candidato Hamilton Assis (PSOL), com 0,9% e Da Luz (PRTB) receberia 0,8% das intenções de voto. Os indecisos e aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto, são, respectivamente, 8,0% e 19,9% do eleitorado. A avaliação quantitativa tem o registro 00076/2012 no TRE – Tribunal Regional Eleitoral / BA. (Política Livre)

Comente agora
22
Ago
Caminhada de Álvaro e Geo na Rua da Corrida e São Francisco - 21/08/2012
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:00h
Comente agora
22
Ago
Mesários devem ser convocados até o dia 22 de setembro
Postado por: Letícia Oliveira / 11:32h

Quem foi convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia ou até mesmo se inscreveu no projeto Mesário Voluntário tem até o dia 22 de setembro para receber, em casa, a carta de convocação indicado o local, data e hora onde será realizado o treinamento. Existe também a opção de fazer todo o processo pela internet, acessando o site mesarios.tre-ba.gov.br e serão dispensados do treinamento presencial. Depois de se inscrever no programa Mesário Volutnário, devido à parceria que o TRE tem com sua faculdade, a estudante Jamile Assis está ansiosa para assumir o posto de dirigente de zona eleitoral, mas ainda não decidiu se fará o treinamento on line ou presencial. “Acho uma ideia interessante, é minha contribuição cidadã e eu ainda vou ganhar horas para completar a carga horária do meu curso”, diz a futura mesária.

Mesmo sendo uma obrigação eleitoral, assim como o voto, o não comparecimento na zona é considerado uma infração administrativa, podendo até gerar multa. Mas tem quem goste e ache até um privilégio ser mesário. “Desde 2002 que eu sou convocado. Quando recebi a carta achei que ia ser um porre, mas ao chegar lá fiz o meu trabalho, ganhei meu ticket e ainda tive direito a dois dias de folga no meu emprego”, explica Tadeu Paz. Não existe remuneração para quem assume a tarefa de mesário, mas há alguns benefícios, como dois dias de folga no trabalho para cada dia de serviço nas eleições e a possibilidade de desempate em concurso público, caso a regra esteja prevista no edital. Além das vantagens determinadas em lei, os alunos das faculdades conveniadas ao Mesário Voluntário poderão ter as horas de serviço nas mesas receptoras de votos computadas como atividade complementar ou extracurricular.(JornalMassa)

Comente agora
22
Ago
Confira fotos da caminhada de Humberto e Faustino no Conj. Habitacional Urbis I
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:56h

  1. Confira todas as fotos: CLIQUE AQUI!
  2. Fotos: Neto Publicidade
Um comentário
22
Ago
Ninguém será preso antes de 2013, diz advogado de réu do mensalão
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 09:57h

O advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos calcula que o julgamento do mensalão só será concluído em 2013. Antes disso, nenhum dos réus, mesmo se condenado agora, será preso. Em entrevista ao "Poder e Política", projeto da Folha e do UOL, Thomaz Bastos calculou que no ritmo atual o julgamento tomará o mês de setembro e "poderia até entrar em outubro". Depois, em "alguns meses" será publicado o acórdão --a compilação de todos os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal e com as eventuais penas para quem for condenado. O julgamento do mensalão será retomado hoje à tarde. O revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, deve começar a ler o seu voto sobre o item do relatório de Joaquim Barbosa --que inclui apenas os réus João Paulo Cunha, Marcos Valério e seus sócios e o ex-dirigente do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Não há previsão sobre o tempo que será gasto por Lewandowski na sessão de hoje. Na suposição de Thomaz Bastos, com o "julgamento em si" terminando em meados de outubro, seria improvável o acórdão ficar pronto antes do final do ano. Mesmo porque o STF entra em recesso na metade de dezembro, emendando os feriados de Natal e de Ano Novo. 

Comente agora
22
Ago
Confira fotos da caminhada de Dalva e Cezar no Alto Sobradinho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:37h
Um comentário
22
Ago
Mensalão: Ninguém será preso antes de 2013, diz Márcio Thomaz Bastos
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 08:58h

O advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos calcula que o julgamento do mensalão só será concluído em 2013. Antes disso, nenhum dos réus, mesmo se condenado agora, será preso. Em entrevista ao "Poder e Política", projeto da Folha e do UOL, Thomaz Bastos calculou que no ritmo atual o julgamento tomará o mês de setembro e "poderia até entrar em outubro". Depois, em "alguns meses" será publicado o acórdão --a compilação de todos os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal e com as eventuais penas para quem for condenado. O julgamento do mensalão será na tarde desta quarta-feira (22). Na suposição de Thomaz Bastos, com o "julgamento em si" terminando em meados de outubro, seria improvável o acórdão ficar pronto antes do final do ano. Mesmo porque o STF entra em recesso na metade de dezembro, emendando os feriados de Natal e de Ano Novo. Informações da Folha.

Comente agora
22
Ago
Governo desapropria imóveis rurais e beneficia BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:28h

A Bahia é a maior beneficiada pelo decreto, publicado nesta terça, 21, no Diário Oficial da União, que estabelece 21 imóveis rurais como áreas de interesse social para fins de reforma agrária. Das 1.112 famílias que serão assentadas, 625 são do estado. Também é a Bahia que tem a maior área desapropriada, que abrange imóveis rurais nos municípios de  Porto Calvo e Japaratinga, Barreiras, Nova Soure e Tucano, Euclides da Cunha, Vitória da Conquista, Boa Vista do Tupim, Cotegipe e Campo Alegre de Lourdes. As fazendas que vão receber assentamentos nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso, definidas no decreto presidencial,  somam cerca de 54 mil hectares, em localidades de extrema pobreza.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária, Carlos Mário Guedes de Guedes, os trâmites legais para início do processo de imissão de posse pelo Incra pode estar concluído em 60 dias. "Mas já é feita, em paralelo, a inclusão das famílias no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico, com base nos cadastros municipais e dos beneficiários do Incra, que indica as condições para uma família ser assentada ", afirmou, ressaltando que até o final do ano as famílias que atendam aos critérios de seleção  de candidatos ao Programa Nacional de Reforma Agrária já poderão entrar nos lotes e, segundo Guedes, estarão qualificados profissionalmente e prontos para começar a produzir. (ATarde)

Comente agora
22
Ago
Jaques Wagner acha que urnas vão desmentir pesquisa em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 07:43h

O governador Jaques Wagner (PT), deu uma clara demonstração de que aposta todas as fichas em seu candidato à prefeitura de Salvador Nelson Pelegrino (PT). Além de afirmar que os números da primeira pesquisa de intenção de votos divulgada há duas semanas não refletem o resultado que virá nas urnas, disse ainda que para ele a eleição começou nessa terça-feira (11/8), em referência ao horário eleitoral gratuito. Mais além o líder petista no estado disse que o PT nunca teve chance na capital baiana, no entanto, “um projeto político que dá certo no país e está dando certo na Bahia, tem tudo para dar certo aqui (em Salvador)”. 

Em entrevista à Rádio Sociedade, Wagner fez questão de destacar que o resultado da pesquisa que aponta Pelegrino em segundo lugar com 8%, atrás de ACM Neto, com 40%, mostra os candidatos que pontuam melhor e que, consequentemente, serão avaliados pelo eleitor. O governador lembrou ainda que em sua primeira campanha ao governo estadual (2006) tinha apenas 8% das intenções de votos, enquanto seu adversário do DEM tinha 72%. “A eleição começa a se definir 45 dias antes. Portanto, prefiro esperar 15 dias para ver como a população irá se comportar diante da propaganda eleitoral gratuita, onde projetos serão apresentados”, pontuou, complementando que o ex-presidente Lula já gravou e, a depender da condição de saúde dele, virá a Salvador demonstrar esse apoio.

Comente agora
21
Ago
Veja como Roberto Jefferson assistiu à sua defesa na TV
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:35h

Um abatido Roberto Jefferson acompanhou em seu apartamento, na Barra da Tijuca, no Rio, a defesa que seu advogado no caso do mensalão, Luiz Francisco Barbosa, fez na última segunda-feira. A repórter Andréia Sadi assistiu com ele à sessão do STF. O petebista ficou sério e compenetrado para acompanhar o julgamento pela TV, ao lado de sua mulher, Ana, e de sua assessora de imprensa. 

Pivô do escândalo ao denunciar o mensalão em duas entrevistas à Folha, Jefferson dizia por diversas vezes, quando o advogado fazia breves pausas na fala para tossir: “Cigarro maldito!”. Recuperando-se de uma cirurgia realizada há 15 dias para a retirada de um câncer no pâncreas, o presidente do PTB riu quando Barbosa relembrou entrevista do ministro Marco Aurélio Mello em que chamou Lula de “safo”. Ao final, parecia satisfeito com a atuação de seu advogado, um gaúcho que destoa do estilo “almofadinha” dos demais defensores. “É muito maluco, muito corajoso…”

Comente agora
21
Ago
Lula estreia na TV para pedir votos para Fernando Haddad
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 18:08h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou nesta terça-feira na televisão pedindo votos para o candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad. Em uma inserção de 30 segundos, Lula recomenda aos eleitores que apoiem o ex-ministro da Educação e compara seu pedido àquele feito em 2010, na campanha que elegeu Dilma Rousseff. “Há dois anos pedi para o povo brasileiro votar em Dilma; pouca gente a conhecia, mas confiaram em mim e hoje mais do que nunca o Brasil sabe que votou na pessoa certa. Com a mesma convicção peço agora ao povo de São Paulo que vote em Fernando Haddad para prefeito”. (Último Segundo/Ig)

Comente agora
21
Ago
São Francisco do Conde: Prefeita pode responder por recrutamento ilegal de eleitores após denúncia da oposição
Postado por: Letícia Oliveira / 17:40h

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), candidata a reeleição, foi denunciada ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por uma suposta fraude na contagem dos eleitores do município. A denúncia foi feita pela coligação “Certeza de Um Futuro Melhor”, formada pelo PMDB, DEM, PSDB, PDT, PMN, PPN, PTB, PTC, PSDC, PSC, PPS e PPL, que indica que a cidade possui número de eleitores acima do razoável, o que seria justificado pelo recrutamento de pessoas de outros municípios para que exerçam o direito do voto em São Francisco do Conde.

O grupo político argumenta que o município tem 33.183 habitantes e 28.905 portadores de título, o que significa que 87,1% da população podem votar. No entanto, a cidade possui 8.798 habitantes com idade entre 0 e 14 anos, ou seja, 27,05% dos munícipes ainda não teriam obrigação eleitoral. A coligação afirma ainda que há uma movimentação estranha na transferência de títulos eleitorais, já que 1.118 mudanças foram feitas apenas no primeiro semestre deste ano. (Politicalivre)

4 comentários
21
Ago
Reunião de Dalva e Cezar com comunidades evangélicas de Stº Antº de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:25h
Um comentário
21
Ago
Porto Seguro: Cláudia Oliveira lidera pesquisa com 35,2%
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 15:43h

A candidata à prefeitura de Porto Seguro Cláudia Oliveira (PSD) lidera com 13 pontos porcentuais à frente do segundo colocado, Jânio Natal (PRP), de acordo com a pesquisa encomendada pela Associação Comercial do município, sob o registro BA-00057/2012, realizada pela DataSurvey.  No levantamento, a postulante tem 35,2% contra 22,1% do segundo colocado. Lúcio Pinto (PMDB) ocupa a terceira colocação, com 17% . O estudo foi realizado no período de 29 de julho a 2 de agosto, com 611 entrevistados e margem de erro de 3,5%.

Comente agora
21
Ago
Arruda ainda aposta que será inocentado no caso do painel do Senado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:25h

Os advogados do ex-governador de Brasília José Roberto Arruda devem entrar com recurso contra sua condenação pela violação do painel eletrônico do Senado, durante o processo de cassação do senador Luiz Estevão. Eles irão se basear no fato de o Supremo Tribunal Federal ter absolvido o ex-presidente do Senado Antõnio Carlos Magalhães (DEM-BA), que atuou com Arruda na violação do painel. ACM foi julgado pelo STF porque, embora tenha renunciado ao mandato assim como Arruda, foi reeleito senador, recuperando o direito ao fórum privilegiado. O STF absolveu o ex-presidente do Senado sob o argumento de que, na época, não havia previsão na legislação para crimes eletrônicos desse tipo. (Poder Online/Ig)

Comente agora
21
Ago
Governo Dilma acusa Bombril de racismo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:55h

A propósito, a última reunião do Conar mostrou que a Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial está de olho no mercado publicitário. O governo pediu a suspensão da campanha Mulheres que Brilham por considera-la racista. Na campanha, a imagem de uma mulher negra é usada – o que levou a secretaria a associar os produtos Bombril à cabelos crespos. O Conar não aceitou a reclamação do governo, mas o Bombril já alterou a campanha para evitar maiores polêmicas. (Lauro Jardim/Veja)

Comente agora
21
Ago
Procuradores dizem que esquema de Cachoeira é "máfia" e se infiltrou no Estado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:44h

Os procuradores da República em Goiás Léa Batista de Oliveira e Daniel Rezende, responsáveis pelos inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, reafirmaram nesta terça-feira (21) em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, que a organização criminosa que seria chefiada por Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, tem caráter mafioso e cooptou agentes do Estado para manter suas atividades.

“O certo é que a operação desvelou uma máfia, uma sociedade bem estruturada, mais lucrativa que uma grande empresa. Um grupo profissionalizado, estável, permanente e habitual, montado para o cometimento de crimes de natureza grave. A sua existência por mais de uma década foi suficiente para montar uma estrutura estável e entranhada no seio do Estado”, disse Léa Batista. “Uma organização criminosa armada, complexa e com característica mafiosa. O principal traço dessa organização é o código do silêncio orquestrado. A postura dessa organização criminosa, decorrente de um código de silêncio, é típico das organizações criminosas com objetivo de escudar a organização e seus membros. O código está bem claro aqui na CPI e na Justiça Federal”, acrescentou.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com