As comentadas

Boa noite , Sexta-feira, 22/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

03
Jul
Número de vereadores em todo o País crescerá 10% em 2013
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:02h

O total de vereadores em atuação no Brasil crescerá 10% a partir de janeiro de 2013, quando os novos limites de parlamentares nas Câmaras Municipais definidos pela emenda 58 começam a fazer efeito. Ao todo, a população elegerá 56.810 vereadores nas eleições de outubro, 5.070 a mais que no último pleito, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgado nesta segunda-feira, 2. A medida toma como base a estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2011. Entre os 5.566 municípios do País, 2.153 foram autorizados a aumentar sua bancada de vereadores devido às novas faixas populacionais. Segundo a pesquisa, das 2.125 cidades que responderam ao questionário, 1.535, ou 72%, mudaram sua Lei Orgânica Municipal para ampliar o número de parlamentares. “Desse total, 1.291 municípios (ou 60%) alteraram o total de vereadores até o limite máximo permitido”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A emenda 58 também alterou o porcentual máximo do orçamento municipal que pode ser destinado às Câmaras, o que impediu o aumento no número de cadeiras em cidades com restrições orçamentárias. A medida, contudo, não é suficiente para evitar o “elevado gasto de recursos públicos” decorrente do inchaço das Câmaras, segundo a CNM. 

Comente agora
03
Jul
Justiça fiscalizará preenchimento de 30% das vagas por mulheres nas eleições
Postado por: Eliane Azevedo / 14:11h

Os partidos que descumprirem a exigência legal de preencher pelo menos 30% das vagas nas eleições municipais de outubro com mulheres enfrentarão uma dura campanha contrária no pleito. Os procuradores eleitorais de todo o país irão pedir a impugnação das chapas que não preencherem as cotas femininas. 

“Estamos tentando fazer um movimento em todo o Brasil para acabar com o machismo eleitoral”, explicou à Agência Brasil um dos idealizadores da ação, o promotor eleitoral Francisco Dirceu de Barros. Ele já acionou mais 1,2 mil promotores eleitorais para formar um grupo nacional que fiscalize o cumprimento da Lei da Ficha Limpa, que estabelece o preenchimento mínimo de 30% das vagas para um dos sexos. Isso significa que nenhum dos dois sexos pode ocupar mais que 70% das vagas em uma chapa. 

Comente agora
03
Jul
Ibicaraí: Monalisa Tavares (PRP) continua ficha suja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:36h
A pré-candidata a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares (PRP), sofreu uma derrota na Justiça e terá dificuldade para conseguir registrar a sua candidatura a prefeita. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, o advogado Michel Reis, entrou com um Agravo de Instrumento em favor de Monalisa. O objetivo era anular o decreto legislativo que rejeitou as contas da ex-prefeita nos anos de 2008 a 2008. Só que o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, indeferiu o agravo e Monalisa continha “ficha suja”. Na sua decisão ele foi contundente: 
“Registre-se que, apesar do dispositivo acima fazer menção à negativa de seguimento, a manifesta improcedência do recurso implica na sua negativa de provimento monocrática, dado que se aprecia seu mérito, e não apenas seus requisitos de admissibilidade.” A decisão saiu na véspera da convenção de Monalisa, que aconteceu no sábado (29). (Bocaonews)
Comente agora
03
Jul
Professores em greve pedirão ao MP para mediar negociação com governo do Estado
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 12:22h

Os professores da rede estadual de ensino, que decidiram nesta terça-feira (3) manter a greve da categoria na Bahia, irão à sede do Ministério Público do Estado (MP-BA), às 9h desta quinta (5), para pedir a mediação da promotoria nas negociações com o governo. Os docentes acreditam que a participação mais efetiva do MP no diálogo com o Executivo estadual pode fazer a diferença na resolução do impasse, que leva a paralisação ao 84º dia. “Não há nenhuma proposição por parte do governo e não é possível que o Ministério Público não se posicione para mediar essa negociação. Vamos pedir essa intermediação”, afirmou a diretora do departamento jurídico APLB, Marilene Betros, em entrevista ao Bahia Notícias.

Comente agora
03
Jul
TRE-BA reune juízes de todo o Estado para planejar eleições
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 12:19h
A segurança nas eleições é o tema de abertura do “V Encontro de Juízes Eleitorais do Estado da Bahia”, que reune juízes das 205 zonas eleitorais do Estado, nesta terça-feira (3), para arrematar os principais pontos do planejamento das eleições deste ano. A grade de apresentações foi aberta com exposição do Plano de Ação para as Eleições 2012 pelo Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, e pelo Comandante Geral da PM, Coronel Alfredo Braga de Castro. No painel, foram trazidas questões como a atuação da polícia na logística de guarda e escolta das urnas eletrônicas, além da definição dos comandos militares responsáveis pelas áreas de votação. 
Entre os demais assuntos que conduzirão a programação, estão os procedimentos práticos implicados em atos como a prestação de contas, o registro de candidatura e a apuração e totalização dos votos. Realizado sempre em anos eleitorais, nesta edição o Encontro terá, antes do encerramento, um espaço exclusivo para os juízes trazerem as suas demandas. Na ocasião, os magistrados poderão tirar dúvidas e discutir os temas ligados às eleições com todos os secretários do TRE, levantando questões como a tecnologia e o orçamento para a realização do pleito e a tramitação dos processos (veja aqui a programação completa). 
Comente agora
03
Jul
Eleitores podem denunciar propaganda irregular pela internet
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:10h

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) abriu espaço em seu site para a população fazer denúncias de propagandas eleitorais irregulares em qualquer município brasileiro. A denúncia online é encaminhada ao juiz eleitoral e o processo pode ser acompanhado pela própria rede mundial de computadores. Segundo o TRE, o principal objetivo é receber informações sobre propagandas ilegais em vias públicas e locais de uso comum, como cinema, casas de shows, centros esportivos e estabelecimentos comerciais. As denúncias também podem ser feitas à comissão de direito eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além das sedes do Ministério Público (MP) e dos cartórios eleitorais, que estão aptos a receber as informações e encaminhá-las à Justiça Eleitoral. Informações do jornal Folha de São Paulo.

Comente agora
03
Jul
Presidente da AL-BA: "Comi o pão que o diabo amassou com ACM"
Postado por: Letícia Oliveira / 10:00h

O Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia deputado estadual Marcelo Nilo, em entrevista na manhã desta terça-feira (03) ao repórter da Recôncavo FM Marcus Augusto falou sobre vários assuntos que estão mexendo com a Bahia, principalmente a greve dos professores que já dura mais de 80 dias.

Participação dos candidatos a prefeitos e vereadores durante o desfile 2 de julho - O deputado estadual afirmou que durante o desfile de 2 de julho, nesta segunda-feira (02) em Salvador, muitos candidatos a prefeitos e vereadores participaram juntamente com os representantes de seus respectivos partidos. Segundo ele, foi uma festa que contou com um grande número de pessoas e os políticos foram medir sua popularidade junto ao povo, “quem delega os políticos é o povo”, completou.

Greve dos professores de rede estadual - A greve dos professores de rede estadual já possui um pouco mais de 2 meses de duração, sendo que os professores alegam que o governo não senta para negociar e o governador afirma não ter recursos para pagar. Marcelo Nilo ressaltou que greve é um direito adquirido pelos trabalhadores, abriu a AL-BA para esses educadores acampassem, e diz achar que está mais do que na hora de ser realizada uma conversa, “eu acho que o governador Jaques Wagner já teria pagado aos docentes se tivesse dinheiro, os professores particulares voltaram com 7,5%, foi sinalizado 22%, mas os professores de rede estadual não querem voltar”, disse. Avaliou Nilo: “Está na hora de sentar, conversar, buscar um denominador comum para que os alunos não sejam penalizados e prejudicados. Oitenta dias de greve não são fácil, todos estão preocupados, vamos colocar a cabeça no travesseiro e pensar em uma solução que atenda a todos”.  O Legislativo comentou que o governador não tem o dinheiro exigido pelos professores, mas acredita que a greve acabe ainda essa semana, "os professores merecem um salário bom". Nilo respondeu também sobre o candidato a prefeito Mario Kertész (PMDB) que disse que culpa da greve é explicita do governador do estado. Em relação a essas afirmações, o presidente da AL-BA comentou que compreende a fala do candidato Mário Kertész por ele ser da oposição ao governo, “é óbvio que ele jogue toda a culpa no governador. Poucos estados estão pagando o piso salarial, o governador enviou para a Assembleia um projeto onde cumpre esse pagamento”, relatou.

Denúncia contra a empresa do professor Jorge Portugal - O presidente da AL-BA foi questionado também sobre a empresa Abais Conteúdos Educativos e Produção Cultural que  recebeu R$ 6,8 milhões em contratos com o governo do estado, essa capitaneada pelo professor Jorge Portugal todos eles com dispensa ou inexigibilidade de licitação. Sobre a denúncia ele afirmou que não pode dar uma opinião mais concreta por que não sabe do assunto, mas destacou que o docente é um dos melhores educadores do Brasil, sério, correto, muito ético e respeitado. Conforme o Nilo, o secretário de educação já deve ter tomado ciência desse caso e deve dar informações em breve sobre o que realmente aconteceu, "eu sou muito correto, todavia vou me inteirar e assim devo ter como explicar para a sociedade o por que houve essa dispensa", alegou.

Ameaça de deixar o PDT - O deputado Marcelo Nilo quase ficou ameaçado de deixar o PDT (Partido Democrático Trabalhista), porém explanou que isso não existe mais. Ele comentou saber que na política as pessoas podem mudar isso é natural, mas destaca ser um deputado na história da Bahia, “comi o pão que o diabo amassou com Antônio Carlos Magalhães, conseguimos derrotá-lo em vida”, lembrou. Nilo colocou que deixaria o partido se esse escolhesse apoiar ACM Neto, sendo assim não tinha outra escolha a não ser sair, mas o PDT já está consolidado 99,9% de apoio a Nelson Pelegrino.

Preparação para ser um pré-candidato ao governo do estado - Questionado se já conversou com Jaques Wagner sobre uma pré-candidatura a governador, Marcelo revelou que tem vontade de ser candidato a governador, porém sabe que não é tão fácil, “quando o governador se reelegeu, eu o procurei e disse que eu queria ser governador, pois ele não poderia mais e o mesmo disse que me apoiaria. Estou viajando muito, percorrendo a Bahia, só posso ser candidato com o apoio do governador”, finalizou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Jul
Apoio de Léo Kret a ACM Neto seria 'falta de consideração', diz Isnard
Postado por: Letícia Oliveira / 07:43h
Com o partido dividido após a declaração de apoio ao deputado federal Nelson Pelegrino (PT) na disputa eleitoral, o vereador Isnard Araújo disse que a sigla ainda não definiu possíveis punições para os filiados que defenderem a candidatura de ACM Neto (DEM). “Nós ainda não discutimos esse assunto, pelo menos não discuti com César Borges ainda, mas eu acho que fica a  critério deles, que eles peçam para sair”, avaliou, em entrevista ao Bahia Notícias, durante o cortejo do Dois de Julho nesta segunda (2). O apoio republicano ao candidato petista foi oficializado na convenção partidária desta quinta (28), sem a presença dos edis resistentes à aliança Sandro Régis e Elmar Nascimento, e do deputado federal Maurício Trindade, que foi retirado da disputa em nome da coalizão.
Araújo disse não ter conhecimento sobre a discordância da vereadora Léo Kret, que deve continuar aliada de Neto, mas acha que se trataria de uma “falta de consideração” com a legenda. “Não há magoa não, mas é falta de consideração. Ela não assumiu para mim, mas já ouvi falar. Espero que ela caminhe com o PR e faça parte da bancada”, preveu o edil, responsável pela entrada dela no partido. Segundo o vereador, depois do dia 10 de julho as lideranças da sigla devem se reunir para tomar uma postura sobre os rebeldes. Ao endossar o coro dos insatisfeitos, durante os cortejos desta segunda (2), o parlamentar Trindade cutucou Isnard, ao dizer que ele apoiaria Márcio Marinho (PRB), e acusou o partido de ser “enterrado” com uma “pseudoconvenção” que selou o apoio a Pelegrino. 
Comente agora
03
Jul
Palocci receberá R$ 106 mil do governo por tempo que ficou parado
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:52h

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu nesta segunda-feira (2) autorizar o pagamento de quatro meses de salário ao ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. No total, ele terá direito de receber R$ 106.892,52. O montante corresponde à quarentena, período que ficou impedido de trabalhar, após deixar o governo, em junho de 2011.

Quarentena é o período de interdição de quatro meses, contados a partir da data de exoneração, no qual a autoridade fica impossibilitada de trabalhar em determinadas áreas. É vetado, segundo o Código de Conduta da Alta Administração Federal, que autoridades usem em atividades profissionais ou empresariais informações privilegiadas a que tinham acesso quando estavam em cargo público.

Comente agora
02
Jul
Dois de Julho: Para Kertész, vaias refletem "insatisfação popular" contra governo Jaques Wagner
Postado por: Letícia Oliveira / 18:38h

O candidato do PMDB à prefeitura, Mário Kertész, participou do desfile do Dois de Julho ao lado do candidato a vice, Nestor Neto, e de outros integrantes do PMDB, como Lúcio Vieira Lima, Fábio Mota, Pedro Godinho, Geddel Vieira Lima, Marcelo Guimarães Filho, Sandoval Guimarães e Pedrinho Pepê. O desfile contou ainda com a participação do PSC, que fechou apoio à candidatura de Mário Kertész. O Partido Social Cristão esteve representado pelo presidente Eliel Santana, os vereadores Paulo Magalhães e Alberto Braga, além de diversos militantes. Mario falou sobre a importância do desfile. “A data é de grande relevância não apenas para a Bahia, mas sim para o Brasil. Foi aqui, e no Dois de Julho, que a Independência aconteceu de fato”.  E complementou: “O Dois de Julho é a única festa cívica com participação realmente popular, isso é fantástico e deve ser preservado”. Ao longo do desfile, o cortejo do PMDB foi extremamente bem recebido pelas pessoas, que manifestaram apoio à candidatura de Mário. Ele afirmou que essa receptividade serve como uma espécie de termômetro para avaliar a popularidade. Em entrevista à imprensa, Mario comentou ainda as vaias direcionadas ao cortejo do Governo do Estado e afirmou que “elas são um reflexo da insatisfação popular com o atual governo estadual”. (Política.Livre)

Comente agora
02
Jul
Site oficial do PSB revela motivo porque Lídice resolveu apoiar Pelegrino à Prefeitura
Postado por: Eliane Azevedo / 16:59h

Se havia alguma dúvida sobre qual foi a moeda de troca que o PSB usou para ser um dos primeiros partidos aliados a apoiar lépido e fagueiro o candidato do PT, Nelson Pelegrino, à Prefeitura de Salvador, o site municipal do partido esclarece. “De olho em 2014, PSB de Salvador apoia Pelegrino e lança chapa com 20 mulheres candidatas à Câmara Municipal de Salvador”, diz a principal matéria da homepage oficial do partido socialista, ilustrada com uma foto na qual aparece, ao lado de Pelegrino, a presidente estadual do PSB e senadora Lídice da Mata, pré-candidatíssima oficial da agremiação, portanto, à sucessão do governador Jaques Wagner (PT), em 2014.(Política Livre)

Comente agora
02
Jul
Jutahy diz que Imbassahy deve apoiar ACM Neto
Postado por: Letícia Oliveira / 13:02h

O deputado federal Jutahy Magalhães Jr., uma das principais lideranças do PSDB nacional, disse na manhã desta segunda-feira, durante o desfile do 2 de Julho, que o seu colega de Câmara e de partido, o ex-prefeito Antonio Imbassahy, vai mesmo apoiar a candidatura de ACM Neto à Prefeitura de Salvador. “Todos os sinais apontam para isso. Neste final de semana, Imbassahy participou de convenções realizadas em Vitória da Conquista e em Itabuna, cidades onde as oposições estão unidas”, declarou. Jutahy fez o percurso do 2 de Julho ao lado do deputado ACM Neto, do governador Paulo Souto, dos vereadores Joceval Rodrigues e Geraldo Junior e do presidente do diretório municipal do Democratas, Heraldo Rocha. (Politicalivre)

Comente agora
02
Jul
Livramento: PT e PRP formam chapa majoritária para as eleições municipais
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 10:59h

O atual vice-prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina, dr. Paulo Azevedo (PRP), encabeça a chapa majoritária junto com o petista Gerardo Júnior que disputará as eleições municipais deste ano. A convenção partidária que homologou as candidaturas aconteceu no Centro Diocesano, no centro da cidade, e contou com a participação de dois deputados estaduais, Marcelino Galo (PT) e Nelson Leal (PSL). Ambos dedicaram suas falas para convocarem os militantes e filiados dos 16 partidos, que formam a coligação em Livramento, para iniciarem os trabalhos e já aplicarem as estratégias políticas concordadas. “Iniciamos neste município um trabalho de renovação. Uma aliança importante para o povo e que já mostrou sua força, com essa multidão presente neste evento político. Estão aqui hoje todos aqueles que acreditam que uma mudança é inevitável. Por isso, convoco todos os filiados dos 16 partidos que formam a base desta chapa, que ainda tem seus pré-candidatos a vereadores, para seguirem unidos e chegarem à vitória em outubro próximo”, salienta o parlamentar Marcelino Galo. Ainda segundo o deputado petista, a coligação terá o apoio do líder político na região, o dr. Emerson Leal, que também participou do evento no Centro Diocesano.

Comente agora
02
Jul
Vereador Ailton Santos relembra apoio de Álvaro Bessa para com o prefeito Euvaldo Rosa
Postado por: Letícia Oliveira / 09:52h

Os discursos da convenção do PT e PMDB na tarde do último sábado (30) também trouxeram algumas pérolas dos “companheiros” que irão reverberar no embate eleitoral até as eleições de outubro próximo. De acordo com a Página do Recôncavo, uma delas veio do vereador Ailton Santos (PT), que ao defender o nome de seu candidato a prefeito, Álvaro Bessa, afirmou que ele já havia sido vitorioso em quatro eleições, sugerindo que as vitórias do atual prefeito, Euvaldo Rosa (sem partido) somente aconteceram devido ao então apoio do agora petista. “O prefeito que está aí só se elegeu pela força e apoio de Álvaro Bessa”, afirmou Ailton Santos.

Confira todas as fotos da convenção do PT de SAJ: CLIQUE AQUI!

2 comentários
02
Jul
PT encolhe no mapa eleitoral e vira alvo de aliados nas capitais
Postado por: Letícia Oliveira / 09:16h

O mapa da disputa eleitoral nas capitais às vésperas do término do prazo legal de inscrição das candidaturas na Justiça Eleitoral mostra que o PT encolheu e virou alvo dos partidos aliados, principalmente o PSB, nas principais cidades do País. O partido da presidenta Dilma Rousseff teve candidatos em 19 capitais em 2008 e terá no máximo 17 este ano. Nas últimas eleições municipais, o PT disputou contra partidos aliados em 11 cidades. Em 2012, o número cresceu para 18. Enquanto isso, o PSB dobrou o número de candidatos de sete em 2008 para 14 em 2012. Os socialistas, aliados históricos do PT há três décadas, são hoje os maiores rivais dos petistas entre os partidos que integram a base do governo Dilma. Em 2008 o PT foi adversário do PSB em apenas 3 capitais, disputou com o PC do B em 6 e com o PMDB em 8. Nas próximas eleições PT e PSB terão disputas diretas em 12 capitais. O PMDB será o adversário em 11 e o PCdoB em 5.

O motivo, segundo dirigentes petistas, é a estratégia ambiciosa dos socialistas para a eleição presidencial de 2014. Para alguns petistas o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, está usando as eleições municipais para ganhar musculatura e enfrentar Dilma em 2014 ou, no mínimo, desbancar o PMDB do posto de aliado preferencial do PT e ganhar a Vice-Presidência. “O PSB está querendo se fortalecer. O objetivo é 2014, mas eles querem ganhar força já para o ano que vem, formar um bloco com o PSD e crescer no Congresso”, avalia o secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi.

Comente agora
01
Jul
Em convenção prefeito Euvaldo questiona para quem rompeu com o grupo: "E por que não Dalva?"
Postado por: Letícia Oliveira / 21:33h

O discurso do prefeito de Santo Antonio de Jesus, Euvaldo Rosa, durante a convenção que oficializou a chapa da situação com Dalva Mercês (PSB) e Cezar Queiroz (PCdoB), foi forte e bem direcionado. De acordo com a Página do Recôncavo, as falas do gestor/cabo eleitoral tiveram tons de entusiasmo pela chapa lançada. Pelo que se viu, o discurso que será utilizado durante a campanha será mesmo o destaque para a figura feminina com a candidata Dalva Mercês sendo associada às imagens da presidente Dilma Rousseff (PT), a senadora Lídice da Mata (PSB), líder maior do partido de Dalva, e a deputada federal Alice Portugal, principal nome do PCdoB baiano, partido do candidato a vice, Cezar Queiroz. A atuação de Dalva Mercês junto à Secretaria do Trabalho e Assistência Social também dará embasamento para o discurso da campanha de Dalva Mercês e o contato direto com a população através da secretaria criaram o slogam “gente que cuida de gente”, difundido no discurso de Euvaldo Rosa durante a convenção. O prefeito fez questão de mandar seu recado para quem rompeu com o grupo e perguntava: "E por que Dalva?" Ele respondeu com outro questionamento: “E por que não Dalva? Pobre, uma mulher de luta, garra, por que não Dalva?, mãe de família, vice-prefeita e vereadora por duas vezes, secretária de ação social”, dizendo aos que lotavam o auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (Cetep), que ela foi o nome indicado pela população para a disputa.

Confira todas as fotos da Convenção: CLIQUE AQUI!

Um comentário
01
Jul
"Até em Laje o deputado Rogério quer impor sua vontade", afirma pré-candidato a vice
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:28h

A política na cidade de Laje já tem duas definições, o prefeito Dr. Luiz Hamilton (PMDB) vai para reeleição coligando com o DEM. Na segunda chapa Emiran e Enedino coligaram com o PT e PSDB.

Uma terceira chapa está em andamento com Roque do Incra na majoritária, o problema está na vaga para vice-prefeito. De acordo o pré-candidato a vice Orlando de Jesus, o conhecido Burizinho (PSD) o grupo deseja que ele seja o nome para está na chapa de Roque, só que o deputado estadual Rogério Andrade (PSD) bate pé firme para que o nome seja Divanildo Mota, conhecido Vaninho do Baratão (PDT), “até em Laje o deputado quer impor a sua vontade, eu sou do mesmo partido que ele, tenho uma amizade com o mesmo, não dá para entender, já disse se não sair candidato a vice eu rompo com o grupo”, afirmou Buri. Vamos aguardar os próximos capítulos desta decisão. 

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

6 comentários
01
Jul
Ampla aliança garante a Pelegrino maior tempo de propaganda na TV
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:13h

O repórter do portal IG, em meio a uma confusa entrevista coletiva, faz a pergunta mais simples que Jaques Wagner poderia ouvir: “Governador, quais são os partidos de sua coligação?”. Jaques Wagner fez cara de pensativo, começou a mencionar uma a uma as legendas, mas parou na oitava. “Agora não lembro dos menores. Mas o importante é essa grande aliança, formada por dez, 12 ou 14 partidos”, disse Wagner, durante a homologação da candidatura de Nelson Pelegrino para a prefeitura de Salvador, ontem pela manhã. Na verdade, são 14 as legendas que formam o que o PT está tratando como a maior frente partidária que já se montou em uma eleição na Bahia, o que atraiu uma empolgada militância ao Bahia Café Hall, na Paralela, que ficou lotado. Com os 14 partidos juntos, o candidato da frente Todos Juntos por Salvador terá mais de 10 minutos diários na propaganda gratuita no rádio e na TV. A coligação terá entre 400 e 500 candidatos a vereador. Prontamente, os outros candidatos criticaram o “blocão” do PT, que, segundo disseram, foi criado com vistas a cargos públicos. “Quem é oposição tenta botar defeito. Não houve a ideia de formar um ‘blocão’. As conversas e os diálogos foram acontecendo”.  (Correio)

Comente agora
01
Jul
PT homologa candidatura de Zé das Virgens em Irecê
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:59h

A convenção que homologou a campanha do prefeito de Irecê, Zé das Virgens (PT), à reeleição, reuniu uma multidão em um colégio da cidade neste sábado (30). O evento também confirmou o nome do empresário Zé Duarte (PSD) como postulante a vice e 75 candidatos a vereador. Estiveram presentes os secretários estaduais Eugênio Spengler (Meio-Ambiente) e Vera Lúcia Barbosa (Políticas para as Mulheres); o presidente da Codevasf, Elmo Vaz Vasconcelos; o secretário de finanças do PT estadual, Ademário Costa; o gerente administrativo da Embasa na Bahia, Belarmino de Castro Dourado, e o Lourival Soares Gusmão.

 Em seu discurso, o prefeito Zé das Virgens declarou o seu desejo em continuar no posto. “Irei trabalhar, lutar e construir coletivamente o projeto revolucionário de crescimento e desenvolvimento de Irecê, uma das cidades mais importantes da Bahia”. Na convenção, foi apresentada a música oficial da campanha e anunciada oficialmente o apoio do empresário Edgar Alecrim à candidatura do prefeito. Em 2008, Edgar disputou a Prefeitura de Irecê como vice, ao lado de Luiz Sobral (In memoriam - pai do deputado estadual e candidato a prefeito de Irecê pelo PTN, Luizinho Sobral). (Fonte: Pascoal Ferreira - Irecê Repórter)

Comente agora
01
Jul
SSA: Convenção PSD e PT: Para Alan Sanches "a largada foi dada"
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 10:29h

Durante a primeira convenção do PSD, conjunta com o PT, o deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal da nova agremiação, ao lado do presidente estadual, vice-governador Otto Alencar, fez questão de destacar não ter dúvida de que fizeram a escolha correta: declarar apoio ao candidato petista, deputado federal Nelson Pelegrino à Prefeitura de Salvador. “Agora que o nosso quadro está completo, o arco de alianças foi fechado e demonstra grande força é começar a trabalhar pela vitória de Pelegrino para que a gente possa ter uma Salvador que os soteropolitanos, de fato, merecem. Hoje percebi a militância extremamente estimulada e teremos um exército de candidatos e militantes, como estamos vendo aqui, trabalhando pelo projeto petista”, enfatizou, complementando que a coligação (PT, PSD, PP e PTB) resultou num total de 86 postulantes à Câmara de Salvador, sendo 60 homens e 26 mulheres. Desses, 11 são pessedistas.(Política Livre)

Comente agora
01
Jul
Serginho diz não ter "rabo preso" na política
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:06h

Serginho ficou conhecido nacionalmente após sua participação no programa BBB, em 2010. Com o discurso de defender a bandeira gay, ele agora será candidato a vereador em São Paulo pelo PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab. Em entrevista ao Portal da Band, Serginho afirmou que se prepara para a disputa do cargo e que não deseja ser conhecido como “Serginho do BBB ou Orgastic Desire”. O candidato também explicou suas propostas e prometeu lutar pela criminalização da homofobia.

Serginho alegou que existem muitos políticos homofóbicos e que sua missão será unir a classe gay para poder aprovar suas propostas. Serginho disse ainda que não tem “rabo preso” na política e que não pensa em ser puxador de votos no PSD, apesar do grande número de seguidores no Twitter.

Comente agora
01
Jul
PF prende novamente comparsas de Cachoeira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:41h

A Polícia Federal (PF) voltou a prender três acusados de integrar a quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira neste sábado (30), duas semanas após eles terem conseguido liberdade. Wladimir Garcez (PSDB), ex-presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia e apontado como braço político de Cachoeira, Lenine de Araújo Souza, suspeito de ser o contador da organização criminosa, e José Olímpio de Queiroga Neto, que seria sócio do contraventor nas máquinas caça-níqueis, são alvo da Operação Monte Carlo e tiveram as prisões determinadas pelo desembargador federal Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ele revogou o habeas-corpus concedido pelo desembargador Tourinho Neto, que garantiu a liberdade do trio. Na terça-feira (3), a CPI do Cachoeira ouvirá quatro suspeitos de participar do esquema criminoso do contraventor – Joaquim Gomes Thomé Neto, Rosely Pantoja da Silva, Ana Cardozo de Lorenzo e Edivaldo Cardoso. Informações do G1

Comente agora
01
Jul
"Não será necessário montar em satanás nem dar vassouradas para vencermos", avisou Uberdan
Postado por: Eliane Azevedo / 00:08h

Nos últimos dias, o cenário político de Santo Antônio de Jesus foi ornamentado com duas frases polêmicas. O candidato á vice-prefeito na chapa com Humberto Leite (PDT), Faustino Cunha (PSD) citou, em uma entrevista, a frase de Ulisses Guimarães: “Para chegar ao céu vai até montado em satanás". Na convenção que homologou a chapa de Humberto Leite e Faustino Cunha, outra frase polêmica foi proferida, dessa vez pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), que lembrou o governo do presidente Jânio Quadros e falou: “Vamos varrer esse pessoal da prefeitura, ou se não vamos dá de cabo de vassourada”.  

Usando essas duas frases na convenção do PT, realizada hoje (30), o vereador Uberdan Cardoso afirmou em seu discurso que Álvaro Bessa e Geraldo Reis  "não precisarão nem montar em satanás e nem dar vassouradas na administração atual para alcançar a vitória", alegou.

Confira todas as fotos da convenção: CLIQUE AQUI!

Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Eliane Azevedo

6 comentários
30
Jun
Salvador tem seis candidatos à prefeitura
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:58h

Encerradas as convenções partidárias no sábado (30),  legendas já definiram os postulantes à prefeitura. Na disputa para prefeito e vice estão: ACM Neto (DEM) e Célia Sacramento (PV); Mário Kertész (PMDB) e Nestor Neto (PMDB); Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Antônio Gomes de Andrade Neto (PRTB); Nelson Pelegrino (PT) e Olívia Santana (PC do B); Hamilton Assis (PSOL) e Nise Santos (PSTU); e Márcio Marinho (PRB) e Deraldo Damasceno (PSL). Para validar a participação, o calendário eleitoral prevê que partidos políticos e coligações registrem em cartório os nomes dos candidatos a prefeito e a vice até o dia 5 de julho. Sábado foi a data limite para a definição dos nomes com  estabelece o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Bocaonews)

Comente agora
30
Jun
Eleições: Confirmada a chapa Dalva para prefeita e Cesar na Vice; confira as fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 21:28h

O PSB anunciou na tarde deste sábado (30) em convenção no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Santo Antônio de Jesus, a candidatura de Dalva Mercês à prefeitura – o ex-secretário de infraestrutura Cesar Queiroz (PCdoB) compõe a chapa como vice. O prefeito Euvaldo Rosa esteve presente ao evento. Entre as lideranças políticas que também compareceram a convenção: Leonel Cafezeiro Argolo (PP); Aislan Rocha (PCdoB), vice-prefeito Joanito Barbosa; vereadores: Albino Martins, Marcos Có, Hélio da Saúde, e Délcio Mascarenhas; Antônio Barreto (Tom); o secretário Carlos Machado, filho do saudoso Renato; os empresários Jairo do Shopping Itaguari e Clóvis Machado (PSDB). A chapa majoritária do grupo do prefeito Euvaldo Rosa coligou com 9 partidos: PSB; PCdoB; PP; PSC; DEM; PR; PSDB; PTC; PV.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Confira as fotos abaixo: 

Confira todas as fotos: CLIQUE AQUI!

Um comentário
30
Jun
Wagner nega ter feito movimentações para retirar candidaturas de aliados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:28h

Em meio às desistências de candidatura de última hora – João Leão (PP); Edvaldo Brito (PTB); Lídice da Mata (PSB); Maurício Trindade (PR) e, por fim, Alice Portugal (PCdoB) –, o governador Jaques Wagner utilizou a sua participação na convenção do deputado federal Márcio Marinho (PRB) como exemplo de que não interferiu no processo de decisão das legendas aliadas. Em seu discurso, durante a homologação do petista Nelson Pelegrino à prefeitura de Salvador, no Bahia Café Hall, neste sábado (30), o chefe do Executivo baiano desabafou. “Nunca fiz qualquer movimentação pessoal contra qualquer candidatura, tanto que vou estar nos dois palanques hoje. O alinhamento de projeto é necessário, não porque somos amigos, mas para que não haja instabilidade administrativa”, pontuou, ao ilustrar que a senadora Lídice da Mata (PSB) “foi massacrada quando era prefeita”. Já Pelegrino endossou a importância do planejamento integrado com críticas à “falta de projeto administrativo” e “de comando” da atual gestão do seu agora aliado, João Henrique (PP). “O projeto do todo é maior do que um só”, considerou. (BN)

Comente agora
30
Jun
Eleições: Confirmada chapa do PT Álvaro para prefeito e Geraldo na vice; confira as fotos
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 20:50h

Neste sábado (30) ocorreu à convenção do PT de Santo Antônio de Jesus, no Auditório do Colégio Santo Antônio, marcando a homologação das candidaturas de Álvaro Bessa para prefeito e Geraldo Reis (PMDB), o conhecido Géo para vice na disputa das eleições municipais. Entre os presentes ao evento destacamos: o prefeito de Varzedo Radaman Barreto; advogada Dra. Lia Barroso; o empresário Peu do posto Central. A chapa majoritária do PT coligou com o PMDB em Santo Antônio de Jesus.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Confira as fotos abaixo:

Confira mais fotos: CLIQUE AQUI!

5 comentários
30
Jun
Partidos que não cumprirem a cota para candidatura de mulheres, serão punidos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:50h

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) alerta os partidos políticos para a necessidade de cumprimento da cota mínima de 30% de candidatas mulheres para as eleições 2012. O assunto está em destaque na pauta da procuradoria desde maio, quando a PRE emitiu recomendação aos promotores eleitorais de toda a Bahia buscando garantir a participação das mulheres no pleito deste ano. Na tarde desta quinta-feira, 28 de junho, o procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga expediu ofício a todos os diretórios estaduais dos partidos para alertar sobre a necessidade de observância das cotas.

O alerta foi destaque, também, na audiência realizada pela PRE em parceria com o Ministério Público baiano na última quarta-feira, 27 de junho, que tratou das cotas de candidatos por gênero sexual. O procurador Sidney Madruga ressaltou que os partidos que não cumprirem as cotas devem ser penalizados com o corte dos últimos candidatos do sexo excedente. A estratégia do Ministério Público Eleitoral – que compreende a PRE e as promotorias eleitorais – será feita por meio de pedidos de impugnação ao documento chamado de “demonstrativo de regularidade dos atos partidários”. Serão alvo todas as legendas que não cumprirem as normas em relação às cotas para registro de candidatos por gênero.

Comente agora
30
Jun
Com partido rachado, líderes do PR anunciam apoio a ACM Neto
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 12:09h

Mesmo com a adesão do PR baiano à candidatura do petista Nelson Pelegrino, líderes do partido na Bahia anunciaram que andarão na contramão do caminho adotado pelo presidente estadual da legenda, o ex-senador César Borges. Durante a convenção municipal do PTN, um dos principais nomes da sigla, o deputado federal Maurício Trindade, anunciou que vai caminhar ao lado de ACM Neto, candidato do DEM à prefeitura de Salvador.  Durante discurso no evento, Trindade disparou a artilharia contra o comandante do PR: “Foi o apoio envergonhado, de um homem só. Vejam as fotografias publicadas nos jornais. Não aparece ninguém que tem voto. O PR trocou o apoio ao PT por um cargo de bancário de Brasília, para evitar o desemprego de um político ultrapassado e que não tem mais votos”, disparou. 

Além de Trindade, outras três lideranças confirmaram que não vão atender a deliberação do partido: os deputados estaduais Sandro Régis e Elmar Nascimento e a vereadora Léo Kret.  “Seria uma incoerência se a gente seguisse outro rumo. Não posso trair minha consciência e meu eleitor”, afirmou Régis, que integra a bancada da oposição na Assembleia. “A gente queria que o partido tomasse a decisão mais correta em Salvador, que seria apoiar ACM Neto. Nós fazemos oposição ferrenha ao PT, somos aliados do Democratas e essa decisão não será respeitada por nós”, complementou. O secretário municipal da Educação e presidente estadual do PTN, João Carlos Bacelar, conclamou os militantes do partido a trabalharem para eleger Neto. (Correio)

Comente agora
30
Jun
Candeias: Aos 45 do 2º tempo, PMDB rompe com Tonha e lança Sargento Francisco
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:45h

Uma semana após assumir o Município de Candeias, em meio à batalha jurídica promovida pela gestora cassada, Maria Maia, o prefeito interino, Sargento Francisco Conceição (PMDB), resolveu, na manhã deste sábado (30), romper o apoio à postulante Tonha Magalhães (PR) e se lançar candidato. Em entrevista ao Bahia Notícias, o peemedebista explicou o porquê da tomada de decisão aos 45 minutos do segundo tempo. “Com certeza, no apito do juiz. Na verdade, não foi um rompimento: foi uma exigência do nosso grupo. Se o PMDB não tivesse candidatura própria, os candidatos a vereador renunciariam”, explicou Francisco. O seu partido espera até o fim da tarde deste sábado, último dia previsto para as convenções eleitorais, agregar entre 10 e 12 legendas à coligação que, até o momento, já conta também com o PPS. Segundo ele, o nome do vice já está em discussão e deverá ser escolhido no mesmo período. (BN)

Comente agora
30
Jun
PGR denuncia 37 suspeitos de envolvimento no mensalão do DEM
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:41h

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou nesta sexta-feira ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) 37 pessoas suspeitas de envolvimento no mensalão do DEM, suposto esquema de corrupção que teria desviado recursos do governo do Distrito Federal para pagamento de propinas para autoridades. Gurgel deu a declaração após sessão da qual participou no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta manhã. Entre os denunciados estão o ex-governador do DF José Roberto Arruda (sem partido), apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como chefe da suposta organização criminosa. O advogado de Arruda, Nélio Machado, disse ao G1 que não havia sido notificado da denúncia. “Estou fora do escritório, assim que chegar vou tomar conhecimento do caso e a gente pode voltar a se falar”, disse. No mês passado, ele havia dito que havia falta de conteúdo nas denúncias contra Arruda. (G1)

Comente agora
30
Jun
Uberdan faz uma análise dos prefeituráveis de Stº. Antônio de Jesus
Postado por: Eliane Azevedo / 10:03h

O professor Uberdan Cardoso na Tribuna da Câmara de Vereadores esclareceu um texto escrito e postado por ele em que analisa com críticas as posturas e as condições de eleição dos candidatos. De acordo com Uberdan, ele fez um texto revelando as dificuldades que os prováveis candidatos enfrentarão, citando os prefeituráveis da cidade.

Em um trecho do texto menciona que existe uma probabilidade de inelegibilidade de Álvaro Bessa, pois o mesmo responde a processos no Tribunal de Contas. 

Em relação ao prefeito Euvaldo Rosa, mesmo com uma gestão bem avaliada, o professor aponta que caiu por terra o discurso de unidade do grupo sofrendo uma baixa com saída do deputado Rogério Andrade. Uberdan afirmou também que o prefeito sempre preferiu Dalva Mercês por ter mais chance. Segundo ele, Joanito Barbosa não conseguiu construir uma imagem de prefeito, mas apenas de vice e Leonel Cafezeiro é uma incógnita, não saiu bem nas pesquisas.

Dando continuidade à avaliação dos candidatos, Cardoso diz que Humberto Leite precisa conviver com a imagem que deixou em sua gestão anterior, e que não a desconstruiu a do “mijão”. Uberdan criticou também a postura de Humberto que sempre se disse Beija-flor e hoje se une ao líder do Jacu, Faustino Cunha.

Concluindo, o vereador afirmou esperar que a sociedade construa uma Câmara Legislativa com vereadores que legitimem a vontade do povo com a perspectiva de uma sociedade mais justa.

Redação Voz da Bahia

Leia abaixo o texto em sua íntegra do professor Uberdan Cardoso, clique no 'Leia Mais':

4 comentários
30
Jun
Alice: 'Olívia assumirá com grande competência tarefa de vice-prefeita'
Postado por: Eliane Azevedo / 09:06h

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) emitiu nota oficial à imprensa, em que comenta o motivo da desistência da sua candidatura a prefeita de Salvador nesta sexta sexta-feira (29). No texto, a parlamentar justificou ter seguido uma decisão do partido, que resolveu “não marchar isolado”, após a formação de uma “ampla coalizão dos partidos da base do governo”. O PT, de Nelson Pelegrino, na véspera da sua convenção, conseguiu que 14 partidos orbitassem ao seu redor no pleito de outubro: PT, PCdoB, PSD, PSC, PR, PSB, PTB, PP, PDT, PRP, PSDC, PTdoB, PTC, PMN, PPL. Os comunistas ocuparão o posto número 2 da coligação. ”Na medida em  que a conjuntura muda o rumo do partido, e não sendo mais candidata a prefeita, sigo com um mandato voltado aos movimentos sociais, à  Bahia, e ao meu partido. Atuarei decididamente na campanha pelo êxito do caminho escolhido e tenho certeza que a vereadora Olívia Santana assumirá com grande competência a tarefa de vice-prefeita”, exaltou Alice. (Bahia Notícias)

Comente agora
30
Jun
Dalva Mercês convida a população para a convenção hoje (30)
Postado por: Eliane Azevedo / 07:00h

A convenção do grupo Euvaldo Rosa, que oficializará a chapa formada pela vereadora Dalva Mercês e Cesar Queiroz será realizada hoje (30) a partir das 16:30 h no CETEP, antigo Colégio Luiz Eduardo Magalhães.

Em entrevista a rede RBR, nesta manhã (30), os pré-candidatos falaram sobre o evento. Dalva convidou a população para participar desse momento que é histórico, pois é primeira vez que Santo Antônio de Jesus tem uma mulher candidata à prefeitura. Ela informou que já marchou junto com Cesar Queiroz, ele na Secretaria da Infraestrutura e ela na Ação Social e agora estão juntos pela candidatura. Dalva destacou sua relação com Cesar como positiva, pois há muita confiança um ao outro e têm em comum as atividades voltadas diretamente para o povo, tornando a caminhada mais próspera.

Sobre a escolha dos nomes por Euvaldo Rosa, Cesar Queiroz explicou que foram estabelecidos critérios há seis meses, foram realizadas muitas reuniões e chegou a conclusão por Cesar e Dalva. A pré-candidata informou que o grupo continua unido, o PP, o PSB, PCdoB e demais estão apoiando a chapa e desejou boa sorte aos opositores.

Redação Voz da Bahia - Eliane Azevedo

Um comentário
30
Jun
Convenção do PT é realizada neste sábado (30)
Postado por: Eliane Azevedo / 06:48h

Neste sábado (30), o PT homologa a chapa Álvaro Bessa (PT) e Geraldo Reis (PMDB) na convenção do partido a partir das 16h no Colégio Santo Antônio. Em entrevista a rede RBR, Álvaro Bessa e Geraldo Reis convidam a população para participar desse momento. Sobre a relação do PMDB com o PT, Álvaro afirmou que o PMDB é um partido que tem história e ideais que confluem com o PT. Geraldo Reis explicou que desde o início os dois partidos caminharam juntos, mas tudo acontece no tempo certo, por isso a decisão pela chapa foi só realizada ontem (29). O pré-candidato Álvaro Bessa afirmou que a política é dinâmica, e que o PT e o PMDB estão de braços abertos para receber aqueles que não comungarem as ideias de suas legendas.

Redação Voz da Bahia - Eliane Azevedo 

Comente agora
29
Jun
Juazeiro: Apesar de racha, Isaac anuncia em convenção que terá apoio do PT
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 21:52h

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), anunciou que tentará a reeleição com o apoio do PT em convenção realizada na noite desta sexta-feira (29) – apesar de o ex-prefeito petista Joseph Bandeira também ter anunciado candidatura, em evento que contou com a presença de Waldir Pires. O racha dos petistas na cidade já provocou até ameaça de punição feita pelo presidente estadual da legenda, Jonas Paulo, a Bandeira. No evento de Isaac, estava presente o secretário geral do PT baiano, Osmar Galdino e o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida. A coligação será formada pelo PCdoB, PP, PR, PSD, PSB e, provavelmente, PT. Os petistas a favor do prefeito tentam emplacar a vice-candidatura da ex-secretária de Desenvolvimento Urbano Célia Regina, mas a divulgação da chapa majoritária só será feita neste sábado (30). A atual vice-prefeita, Gorete Castro (PR), pode também tentar a reeleição. (Bahia Notícias)

Comente agora
29
Jun
Vereador Ailton: "não há possibilidade de Álvaro Bessa ficar inelegível"
Postado por: Eliane Azevedo / 21:46h

Novidades estão sempre surgindo em torno das eleições 2012 em Santo Antônio de Jesus. O assunto do momento é a probabilidade de Álvaro Bessa (PT) ficar inelegível, impedido de ser candidato nessas eleições. Em entrevista a Rádio Recôncavo, nesta quinta-feira (29), o vereador Ailton (PT) falou sobre a situação. O edil disse que não há possibilidade da inelegibilidade de Álvaro, a prestação de contas é que foi com atraso. E esse atraso levou o Tribunal de Contas a condená-lo, mas está pagando as multas e que o caso não é de ato de corrupção, portanto ele não está na lista da ficha suja. Ailton garantiu que não haverá problemas com o TSE, que Álvaro Bessa continuará sendo o candidato do PT até a convenção.

Redação Voz da Bahia - Eliane Azevedo
Um comentário
29
Jun
Lídice apóia, mas avisa: "Aliança com Pelegrino não significa subordinação política"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:29h

O fato de ter havido um debate interno no PSB sobre sair ou não com uma candidatura própria nestas eleições fez com que nosso partido ficasse ainda mais maduro e unido para os nossos próximos desafios. Neste momento, venceu a tese de que a candidatura mais preparada para o embate eleitoral na base aliada é a de Pelegrino (PT), mas esse entendimento não significa subordinação política”. Foi o que afirmou a presidente estadual do PSB baiano, a senadora Lídice da Mata, durante o Congresso Municipal (convenção) do partido, realizado na manhã de hoje no Clube Fantoche.

Lídice parabenizou a gestão do presidente do PSB de Salvador, Waldemar Oliveira, por conduzir com tranquilidade e equilíbrio o processo de discussões internas e conseguir formar uma chapa proporcional com 86 candidatos e candidatas à vereança -  número recorde na história eleitoral da legenda - por meio de aliança com o Partido Pátria Livre (PPL). O candidato Nelson Pelegrino compareceu ao evento para agradecer o apoio dos socialistas e voltou a valorizar as realizações da gestão de Lídice como prefeita, a exemplo do programa Cidade Mãe, da implantação da coleta seletiva do lixo e das obras de interligação de vias importantes na capital baiana. “Aproveito para convidar a militância do PSB para a convenção do PT amanhã, no Bahia Café Hall, às 9 horas, com todos os partidos aliados e para marcharmos juntos no 2 de Julho”, assinalou. (Política Livre)

Comente agora
29
Jun
SAJ: Convenção para a homologação da chapa de Dalva e Cesar acontece neste sábado (30)
Postado por: Letícia Oliveira / 16:35h

Na tarde deste sábado (30), apartir das 16h será realizada no Auditório do Colégio Modelo, em Santo Antonio de Jesus, a convenção  do PSB / PCdoB partido da pré-candidata Dalva Mercês e do vice Cesar Queiroz respectivamente. O evento contará também com a presença do prefeito Euvaldo Rosa e lideranças. 

Saiba mais sobre a candidata pelo PSB, Dalva Mercês Barreto:

Formada em pedagogia, pós-graduada em gestão de pessoas. Casada, dois filhos. Duas vezes eleita vereadora, duas vezes vice-prefeita, exerceu também o cargo de secretária de ação social do município.

Reportagem - Voz da Bahia: Letícia Oliveira

Comente agora
29
Jun
PT decide por Geraldo Reis para vice de Álvaro Bessa
Postado por: Eliane Azevedo / 15:35h

Terminando o prazo para a definição das chapas para as eleições municipais de 2012 em Santo Antônio de Jesus, o PT confirmou a sua chapa há poucos instantes para corrida eleitoral. Um dos primeiros pré-candidatos à prefeitura a ser confirmado para as eleições 2012, Álvaro Bessa (PT), agora tem a definição de seu vice. Geraldo Reis (PMDB), conhecido Géo, que já foi vereador e candidato a prefeito em Santo Antonio de Jesus foi o escolhido para compor chapa com Álvaro pelo PT. Até o momento não houve surpresas como foi anunciado por Bessa. A convenção do PT da cidade ocorre neste sábado (30) no auditório do Colégio Santo Antônio.

Reportagem Voz da Bahia - Eliane Azevedo

Um comentário
29
Jun
Álvaro Bessa sobre seu vice diz: "todos terão uma surpresa durante a convenção"
Postado por: Letícia Oliveira / 14:21h

O pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus Álvaro Veloso Bessa em entrevista a RBR comentou sobre um vice para sua chapa. Ele declinou falar sobre algum nome para ser seu vice por achar que essa questão deve ser decidida em cima do compromisso que será firmado, "todos terão uma surpresa neste sábado durante a convenção, pode ser alguém que vocês nem imaginam", disse.

Sobre seu processo no TCU, Álvaro Bessa explicou que como cidadão atende aquilo que é mando da lei, mas está tranquilo, pois as contas foram rejeitadas por estarem fora de prazo, não há ficha suja, “temos um jurídico eficaz”, completou. Disse ainda que as vezes se recrimina nas condições de ser candidato, pois um prefeito tem setores de administração para acompanhar e esses tem a confiança do executivo para trabalhar no que tange colocar em dia todas as contas.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
29
Jun
Wagner confirma presença no 2 de Julho e manda recado para professores
Postado por: Eliane Azevedo / 14:16h
Em entrevista ao apresentador Raimundo Varela, do Balanço Geral (Record Bahia), o governador Jaques Wagner comemorou a recente notícia de que o sorteio das chaves para a Copa de 2014, que será feito na Costa do Sauípe, Bahia. Parabenizou a Record pela vinda do ônibus temático das Olimpíadas a Salvador e, ainda na área de esportes, fez um anúncio importante: “Estou trazendo para a Bahia o Campeonato Mundial de Judô esse ano”. Com relação à construção da tão esperada ponte Salvador-Itaparica, Wagner salientou que já está em contato com as empresas que podem executar o projeto: “Não será apenas uma ponte. É uma expansão de Salvador, o abraço de Salvador na Ilha de Itaparica”.
Outro tema polêmico, a mobilidade urbana em Salvador, também foi tema da entrevista: “Vou fazer sistema que vai se interligar com os ônibus. Terá uma concessão para empresa privada pra fazer a gestão de integração. Mas, além disso, terá a melhoria e alargamento de corredores rodoviários. Na Avenida Vasco da Gama tem a proposta de um BRT integrando com o metro. Agora, eu não posso fazer tudo de uma vez só, eu não gosto de mentira”. Sobre a seca no interior da Bahia, o governador disse ter destinado R$ 30 milhões para contratação de carros-pipa e adutoras emergenciais, além de investimentos e poços”. 
Comente agora
29
Jun
PMDB oficializa candidatura de Mário Kertész a prefeitura de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:34h

A candidatura de Mário Kertész à prefeitura de Salvador foi oficializada na manhã desta sexta-feira (29) em convenção do PMDB realizada em uma casa de eventos na Avenida Paralela, na capital.

Esta semana, o radialista e ex-prefeito de Salvador anunciou o presidente da Juventude do PMDB, Nestor Duarte, 31 anos, como vice na chapa. A oficialização contou com a presença das executivas estadual e municipal do partido.

Comente agora
29
Jun
Itabuna: Em convenção, Jabes Ribeiro chama PT de "petêzinho" e deixa governo ressabiado com PP
Postado por: Letícia Oliveira / 12:30h

Preocuparam imensamente o comando do PP baiano, que no momento renegocia seu espaço no governo Jaques Wagner (PT) em contrapartida ao apoio oferecido ao pré-candidato à Prefeitura de Salvador Nelson Pelegrino (PT), as fortes declarações do pré-candidato a prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro (PP), dirigidas contra o PT durante um comício em Itabuna. Ao se referir à pré-candidata do PT em Ilhéus, Carmelita, Jabes chamou o partido de “petezinho” e prometeu dar uma “surra de votos” nela no município.

As declarações de Jabes foram feitas em Itabuna, durante a convenção do PRB que homologou as candidaturas de Vane do Renascer, a prefeito, e de Wenceslau Júnior (PCdoB), a vice. Jabes também não poupou elogios à candidatura de Vane, que concorre com Juçara Feitosa (PT) à Prefeitura. O fato de Jabes ser secretário-geral do PP e por isso participar diretamente das negociações com o governo petista não passaram despercebidas pelo chefe da Casa Civil do governo, Rui Costa. (Politicalivre)

Comente agora
29
Jun
Avaliação positiva do governo Dilma bate recorde, diz CNI/Ibope
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:46h

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff atingiu em junho o maior nível desde sua posse, enquanto sua aprovação pessoal seguiu em seu maior patamar, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira. De acordo com o levantamento feito pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria, 59% apontam o governo Dilma como ótimo ou bom, contra 56% em março. 32% veem o governo como regular, contra 34% na sondagem anterior, e 8 por cento o classificam como péssimo ou ruim, mesmo patamar de março. Já a aprovação pessoal da presidente permaneceu em 77%. Aqueles que desaprovam a presidente somaram 18%, contra 19% no levantamento anterior. A pesquisa avaliou ainda a percepção da população em determinadas áreas do governo, como taxa de juros e combate à inflação.

Sobre a política de juros, 49% dos entrevistados passaram a aprovar as decisões do governo, ante 33% da pesquisa anterior. Já os que desaprovam diminuíram para 41% ante 55%. A reversão da tendência coincide com os sucessivos cortes na taxa básica de juros pelo Banco Central nos últimos meses e com a pressão do governo sobre os bancos para que eles também reduzam suas taxas. A percepção da política de combate à inflação também melhorou. O índice de desaprovação caiu de 50% a 47%, e o de aprovação subiu de 42% para 46%. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 19 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. (Uol)

Comente agora
29
Jun
Convenção do PT acontecerá neste sábado (30)
Postado por: Letícia Oliveira / 10:40h

O Presidente do PT em Santo Antônio de Jesus Manoel Missionário em entrevista ao repórter Marcus Augusto da Recôncavo FM na manhã desta sexta-feira (29) explicou que está sendo conversado com os partidos que se identificam com o caminhar do PT. “Em 2004, caminhamos juntos com o PMDB e eles decidiram vim compor com o PT. Está certo o PT e PMDB na cidade, porém isso não quer dizer que o vice será Geo, é um assunto que estamos discutindo”, acrescentou.

Missionário citou uma possível chapa com o PRT tanto na proporcional como majoritária, pois segundo ele, não está sendo fechado nenhuma possibilidade. Ele convidou todos para a convenção do PT no Colégio Santo Antônio, das 14h às 18h onde será anunciada a chapa de Dr. Álvaro Veloso Bessa a prefeito e um vice, que ainda não foi divulgado.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
29
Jun
Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus entra em recesso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:44h

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus interrompe temporariamente as atividades legislativas entre os dias 28 de junho e 31 de julho, em cumprimento ao que determina a Lei Orgânica do Município. Durante o recesso não ocorrem as sessões ordinárias, as reuniões das comissões e audiências públicas. Os vereadores realizaram no dia 28, quinta-feira, a última sessão ordinária do semestre, retornando as atividades no primeiro dia útil do mês de agosto. Até o dia 28, foram realizadas sessões ordinárias deliberativas com votação de projetos, requerimentos, indicações e moções.

O recesso é um período em que os parlamentos interrompem suas atividades funcionais. É como os 30 dias de férias que os trabalhadores têm por ano, só que os parlamentares normalmente acompanham as férias escolares, ou seja, aproveitam o recesso tanto em dezembro e janeiro como também em julho. Nada que tenha caráter deliberativo funciona. Portanto, as comissões param. Já os gabinetes costumam ficar abertos, já que há trabalho burocrático, correspondências e uma série de assuntos de interesse dos parlamentares que precisam ser resolvidos. A estrutura interna da Câmara, como o setor administrativo, estará funcionando normalmente para atendimento ao público das 8h às 14h. (Ascom CâmaraSAJ)

Comente agora
29
Jun
ACM Neto aguarda posição de Imbassahy
Postado por: Letícia Oliveira / 09:08h

Criticado após a aliança vertical entre DEM e PSDB, o deputado ACM Neto (DEM) aguarda o posicionamento do ex-pré-candidato tucano, Antonio Imbassahy, “ainda com a saúde delicada”, sobre a corrida eleitoral soteropolitana. Segundo o parlamentar, antes da convenção que homologou sua candidatura ao Palácio Thomé de Souza, no último dia 18, ele teve um encontro com Antonio Imbassahy e comunicou “o formato que estava dando à coligação”, posteriormente consolidada com PSDB, PV, PPS e PTN. “A nossa relação pessoal é muito cordial, respeitosa. Não conversamos sobre política, apenas no encontro pouco antes da minha candidatura ser homologada. Estamos aguardando o momento que ele julgar adequado para entrar na campanha”, afirmou ACM Neto. Para o candidato democrata, não houve qualquer diferença no relacionamento entre ele e Imbassahy desde que o PSDB retirou a pré-candidatura do ex-prefeito para apoiar o projeto do Democratas.

Comente agora
29
Jun
"Se depender de mim vocês não terão salários", diz Wagner para professores - veja vídeo
Postado por: Letícia Oliveira / 08:52h

 O governador Jaques Wagner enfrentou mais uma onda de protestos durante sua visita ao município de Campo Formoso nesta quarta-feira (27). Como tem se tornado característica, os professores apoiados por alunos protestaram e vaiaram o petista que de pronto reagiu. Wagner listou ganhos que a categoria teve em seu governo, chamou os professores de covardes e petulantes e disse que salário é contraprestação do trabalho. "Vocês deviam estar na sala de aula. A minha vida inteira foi de carteira assinada e salário é a contraprestação do trabalho. Vocês não trabalham e se depender de mim não terão salário. O salário vai voltar quando vocês forem trabalhar. Eu nunca vi ninguém ficar em casa anunciando as férias e ainda ter a petulância de querer salário", disparou o governador, aplaudido por uns e vaiado por outros.

Acompanhado de grande comitiva, entre os quais estavam os deputados Roberto Carlos (PDT) e Marcelo Nilo (PDT), o governador partiu pro ataque. "Não pensem que vocês me intimidam usando a garotada para ser escudo da covardia de vocês. Sou pai, sou avô, sou sindicalista e sei da covardia de vocês que se escondem atrás dos alunos pra poder reivindicar salário. Vocês deviam dizer que apesar de nenhum salário ser bom, que o salário da Bahia está entre os sete melhores do País". Com a continuidade do protesto dos estudantes, inclusive com gritos de "ih fora" e "traidor", o governador baiano rebateu. "Se você não ouvir, você não vai entender querida. Se você só quer gritar a sua verdade, aí você não vai se educar nunca. Se você não quer ouvir, você não vai conseguir", disse Wagner. (Blogdowagnerneves)

Um comentário
28
Jun
Humberto Leite: "a vinda do deputado Rogério Andrade facilita a nossa vitória"
Postado por: Letícia Oliveira / 21:23h

No início da noite desta quarta-feira (27) aconteceu a convenção do PDT onde foi confirmado a candidatura de Humberto Soares Leite tendo na chapa como vice Faustino Cunha. Em entrevista ao repórter do Voz da Bahia Marcus Augusto o candidato afirmou estar muito feliz com a quantidade de pessoas presentes na convenção, onde mostra a aprovação da chapa, “agora é hora de fazer a campanha normalmente e buscar a vitória que teremos em Santo Antônio de Jesus”, completou.

Humberto Leite ressaltou: "a vinda do deputado estadual Rogério Andrade facilita a nossa vitória para as eleições, nosso grupo está forte e unido. Me emocionei quando vi todo o nosso povo, o Beija-Flor é emotivo, mais o que me comoveu foram as palavras do pastor Fernando tocou na minha alma”. Disse ainda que o nome de Faustino Cunha foi aceito imediatamente de coração aberto, até mesmo por ele ser um grande amigo. De acordo com Humberto será preparada a documentação, concluido o fechamento da ata para que nas datas oportunas sejam encaminhada a justiça eleitoral. Sobre a base de sustentação que terá em sua campanha, ele afirmou que são pessoas que juntamente com suas famílias irão as ruas levando seus nomes. "Não estou ligando para os outros partidos, só começarei a pensar quando souber quem são os adversários. Para cada adversário teremos uma estratégia", concluiu.

Confira as fotos da convenção: CLIQUE AQUI!

Redação e Foto: Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Jun
Délcio afirma:"Dalva uma mulher de garra, sensível, que cuida da população"
Postado por: Eliane Azevedo / 21:08h
Em entrevista à Rádio Recôncavo, nesta quinta-feira (28), o presidente da Câmara de Vereadores Délcio Mascarenhas falou sobre questões eleitorais em Santo Antônio de Jesus. 
Délcio afirmou estar muito feliz com sua postura durante todo o seu mandato e fez uma retrospectiva de sua história no Partido Progressista. Segundo ele, desde 2003 faz parte desse partido, quando era opositor à Euvaldo, mas a partir de 2007 iniciou uma parceria importante com o prefeito, assumindo e honrando um compromisso. O vereador explicou que o PP é um partido forte com Carlos Machado filho do saudoso Renato Machado na presidência, Joanito Barbosa, Leonel Cafezeiro e vários vereadores, mas qualquer decisão sempre passou por Euvaldo Rosa, o líder do grupo. Délcio afirmou ter conversado com Uberdã Cardoso, Ailton Santos, Humberto Leite e outras pessoas, mas nunca conversou a possibilidade do PP apoiar algum candidato, pois todas as ações passavam antes por Euvaldo. “Talvez isso fechou muitas portas para mim, talvez as pessoas enxergaram de outra forma, mas o mais importante é que minha posição política é seguir orientação política do prefeito Euvaldo”, desabafou Délcio Mascarenhas. A escolha dos pré-candidatos para formar a chapa foi comemorada pelo presidente, que afirmou ter em Dalva Mercês uma mulher sensível, de garra, a pessoa que melhor cuida da população da cidade – “é gente que gosta de cuidar de gente” - e Cezar Queiroz que é um grande arquiteto e auxiliar da administração. “Cezar Queiroz é um homem sério, foi uma escolha pessoal de Euvaldo e vem enriquecer a chapa de uma menina que tem cheiro de povo, que gosta de gente”, completou Délcio Mascarenhas.
Redação Voz da Bahia - Eliane Azevedo
Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com