As comentadas


Bom dia , Quinta-feira, 26/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

Política

03
Fev
"Vamos judicializar, sim", adianta Rosemberg Pinto sobre eleição de Nilo na Assembleia
Postado por: Letícia Oliveira / 04:32h

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) garantiu à Rádio Metrópole nesta terça-feira (3) que a bancada petista na Assembleia Legislativa da Bahia vai apelar para a justiça para tentar reverter a quinta eleição do deputado Marcelo Nilo (PDT) a presidência da Casa. "Nós tomamos a decisão que vamos judicializar, sim. A sucessiva reeleição está ferindo a constituição, a bancada vai judicializar. Ele acha que só ele pode ser presidente da Casa, propusemos a ele escolher outro nome, mas ele só acha que pode ser o presidente. Temos um respeito grande pelo PDT, quem garantiu as eleições dos deputado do PDT foi o PT na coligação", disse.

Comente agora
03
Fev
Presidente reeleito da Assembleia, Nilo ameaça PT: "Se entrar na Justiça eu rompo"
Postado por: Letícia Oliveira / 02:35h
O presidente reeleito da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Marcelo NIlo (PDT), em entrevista à Rádio Metrópole nesta terça-feira (3), sobre a ação de inconstitucionalidade do PT sobre a sua reeleição na casa. Na última segunda-feira (2), durante a eleição para decidir o novo presidente da AL-BA, 11 parlamentares petistas deixaram a sessão por alegar irregularidade na candidatura do pedetista. "A Bahia sabe que eu queria ser governador. Disputei como pré-candidato com Rui Costa, mas Wagner decidiu Rui. O que eu fiz? Recuei. Não tinha condições. Não existe cidadão, cidadã que diga que eu trabalhei menos para Dilma, Otto, Wagner. Pode ter igual, mas maior, não. Pela sétima vez me elegi como deputado. Recebi apoio de 52 deputados. Além de alguns deputados do PT me prometer que votariam em mim. A constituição é clara: agora é um novo mandato, nova legislatura, como acontece no Senado.
Comente agora
03
Fev
Sobre seu recuo à presidência da AL-BA, Sargento Isidório afirma: "Eu estou ficando velho, mas não besta"
Postado por: Letícia Oliveira / 02:23h

O Deputado Estadual Pastor Sargento Isidório (PSB) declinou da sua candidatura à Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia e durante a eleição nesta segunda-feira (02) em Salvador falou sobre o assunto. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, o político disse que não desiste de nada na vida, pois segue as orientações de Deus, mas fez um recuo por ver todos os partidos dizendo que votariam em Marcelo Nilo, quando o mesmo tinha apenas oito pessoas ao seu lado pela manhã, já a tarde, três dessas teriam desistido e à noite mais duas mudaram de lado. “Eu estou ficando velho, mas não besta, dizem que eu sou doido, mas não sou maluco, pois maluco é quem rasga dinheiro e come bosta”, ressaltou. Segundo o Deputado, apenas um partido não apoiou Marcelo Nilo.

Expectativa: Sargento Isidório afirmou que sua expectativa para seu segundo mandato é lutar ainda mais pelo povo, pois sua responsabilidade cresceu, uma vez que foi reeleito  com tantos votos. “2015 chegou com dificuldade e o avanço do tráfico e ampliação da dependência química, então terei de trabalhar mais ainda. Aprovarei projetos bons de governo, se tiver algum com problemas, nós debateremos e conversaremos com o Governador Rui Costa e implicarei com o que seja necessário para respeitar meu patrão que paga minha cueca e a calçola da minha mulher”, finalizou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Fev
Marcelo Nilo emplaca 5º mandato na presidência da Assembleia Legislativa
Postado por: Letícia Oliveira / 02:00h

O caminho percorrido por Marcelo Nilo (PDT) era o esperado nos últimos meses. Apesar de carregar críticas por sua permanência longa na presidência da Assembleia Legislativa, sem margem de concorrência, o pedetista emplacou mais um mandato para o biênio 2015/2016 e assim conseguir a marca de romper os oito anos ininterruptos de poder e partir rumo aos 10 e quem sabe aos 12. Nilo conseguiu 51 votos dos 52 votantes da nova legislatura da AL. Um voto foi nulo. De um total de 63, os 11 restantes não contabilizados foram dos petistas que deixaram o plenário da Casa após o deputado Rosemberg Pinto (PT) abrir mão da disputa. O ato foi visto com reprovação por Nilo, que declarou preferir ter tido a disputa no voto. Os petistas, antes da votação, tentaram manobrar como na tentativa de indeferir a candidatura do pedetista, fato sem sucesso. O isolamento do PT como forma de retaliação foi negada pelo presidente. “Fiquei surpreso com a saída deles. A partir de agora tratarei todos os deputados de forma igual. Quem votou terá o mesmo espaço de quem não votou. Sou presidente de todos e presidente de um poder independente”, discorreu.

Comente agora
02
Fev
Helio Silva toma posse na câmara de vereadores de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:19h

Toma posse na manhã desta terça-feira (03), na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, o suplente de vereador, Hélio José da Silva (PP), conhecido popularmente como Hélio da Saúde. O ato da posse acontece a partir das 9 horas no gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores. Hélio da Saúde assume uma cadeira no Legislativo em decorrência da licença do vereador Marcos Có (SDD), que está à frente da Secretaria de Agricultura do município. Na posse o vereador irá prestar juramento e em seguida irá assinar o termo de posse na presença do presidente da Câmara, vereador Luiz do Alto (PP) e demais vereadores. Hélio Silva já exerceu o cargo de vereador na legislatura de 2009 a 2012 e saiu candidato mais uma vez ficando como suplente pelo PP na coligação Unidos com a Força do Povo obtendo 1.163 votos em Santo Antônio de Jesus. (Texto: Leonardo Sousa)

Comente agora
02
Fev
Governo ameniza derrota para Cunha e adota tom conciliador
Postado por: Anacley Souza / 16:11h

Ministros do governo Dilma Rousseff adotaram tom conciliador nesta segunda-feira após a vitória de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados. Pepe Vargas (Relações Institucionais) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) evitaram tratar o peemedebista como desafeto e preferiram elogiar seu papel de destaque na Casa. Líder de uma rebelião de partidos da base governista no ano passado, Eduardo Cunha foi eleito em primeiro turno ontem, com 267 votos, à frente de Chinaglia, que recebeu 136. O bloco de 14 partidos formado pelo peemedebista ficou com os cargos mais importantes da mesa diretora e terá prioridade na escolha para presidir comissões. "O Eduardo Cunha não é um desafeto do governo, em momento algum ninguém viu alguém do governo dizendo que ele é um desafeto. A tese é de especulação normal que se faz no processo de cobertura jornalística", disse Pepe Vargas, responsável pela articulação política do Executivo com o Congresso. "Quando tem um jogo de futebol, tem carrinho, até uma canelada. Termina o jogo, os amigos tomam uma cervejinha, é mais ou menos isso", comparou. Sem fazer referência direta às críticas de Eduardo Cunha, Vargas disse que o Palácio do Planalto não interferiu na disputa com a atuação de ministros que pediram votos para o derrotado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ele lembrou, inclusive, que o governo congelou as nomeações para segundo ou terceiro escalão durante a disputa. Questionado se seriam prejudicados na escolha aqueles que não apoiaram publicamente o petista, o ministro negou. “A formação de um bloco partidário vai gerar retaliação? Vocês acham crível que um governo faça esse tipo de retaliação? Isso não existe. Não, é óbvio que não”, disse o ministro. “Nós justamente tínhamos anunciado que não nomeamos nenhuma função de 2º e 3º escalão para deixar claro a neutralidade do governo, para não puxar a brasa pro assado nem de um e nem de outro”, disse. Depois de entregar a mensagem da presidente Dilma Rousseff na sessão de abertura de trabalhos legislativos, Mercadante defendeu o diálogo com os deputados. “A gente ganha, a gente perde, o importante é manter o diálogo, uma agenda política”, disse. “Ele já disse que quer preservar a independência do Legislativo, mas não será uma presidência de oposição”, disse.

Comente agora
02
Fev
Marcelo Nilo vence eleição e vai presidir a Assembleia Legislativa por mais dois anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:24h

O deputado estadual Marcelo Nilo ganhou as eleições e vai presidir a Assembleia Legislativa da Bahia por mais dois anos. Com 51 votos de um total de 52, Nilo vai para o seu quinto mandato consecutivo. O deputado foi candidato único já que seu adversário, Rosemberg Pinto, do PT, retirou a candidatura momentos antes do início da votação, alegando inconstitucionalidade na reeleição de Nilo. A mesa diretora também foi eleita e vai ser composta por pelos parlamentares Adolfo Menezes, Tom Araújo, Carlos Geílson e Pastor Sargento Isidório como vices. Já Leur Lomanto, Aderbal Caldas, Fabrício Falcão e Sildevan Nóbrega serão os secretários. Targino Machado, Angela Souza, Marquinhos Viana e Adolfo Viana ficarão como suplentes. (Correio)

Comente agora
02
Fev
DEM quer tirar do ar propaganda televisiva da Petrobras por ser 'enganosa e criminosa'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:07h

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) quer tirar do ar a propaganda televisiva da Petrobras que começou a ser veiculada na semana passada. A informação é da coluna de Felipe Patury, na Época. O deputado baiano entrará com representação contra o anúncio no Ministério Público Federal, no Tribunal de Contas da União e na Comissão de Valores Mobiliários. "Como uma empresa cheia de problemas de caixa e de gestão e com graves denúncias de corrupção faz uma publicidade se dizendo perfeita? É uma propaganda enganosa e criminosa feita com o dinheiro público num momento de tantos escândalos", disse Aleluia. A peça publicitária de um minuto diz que "hoje, os desafios são outros. Por isso, estamos aprimorando a governança e a conformidade na gestão".

Comente agora
02
Fev
Governador visita comunidade atingida por incêndio em Alagados
Postado por: Samile Macêdo / 10:41h

O governador Rui Costa visita nesta terça-feira (3), ao meio-dia, a comunidade da Baixa do Petróleo, conhecida como Alagados, no bairro de Massaranduba, em Salvador. As 85 famílias desalojadas pelo incêndio, ocorrido no dia 14 de janeiro, já estão recebendo assistência do Governo da Bahia, por meio de ações integradas entre as secretarias e órgãos estaduais, que incluem distribuição de refeições. Outra ação é a construção de casas. A assistência prestada às famílias inclui ainda o cadastramento no programa Minha Casa, Minha Vida e o acompanhamento do processo de transferência para projetos habitacionais executados na região de Alagados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). (Política Livre)

Comente agora
02
Fev
Em carta ao Congresso, Dilma diz que economia do país chegou no "limite"
Postado por: Samile Macêdo / 10:02h

Em uma mensagem lida no Congresso Nacional nesta segunda-feira (2), a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil chegou ao limite "fiscal". O pronunciamento foi entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e realizado pelo primeiro-vice-secretário da Mesa Diretora da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP). No texto de Dilma, ela afirma que "mudanças no cenário econômico e climático" fizeram com que o país fosse afetado e que ajustes fiscais são "necessários" para que a economia volte a crescer. Dilma também enalteceu as medidas do governo para tentar coibir a crise mundial. "Estamos diante da necessidade de promover o reequilíbrio fiscal para retomar o crescimento da economia o mais rápido possível", disse a presidente. "A economia mundial em 2014 teve como marca a instabilidade e incerteza mas, ainda que a economia tenha sido afetada, conseguimos minimizar o seu impacto sob a população. A inflação, por exemplo, foi mantida em 2014 mais uma vez", ressaltou Dilma. 

Comente agora
02
Fev
Assembleia legislativa da Bahia elege nova mesa diretora; nenhum petista foi eleito
Postado por: Samile Macêdo / 08:59h

Os deputados estaduais da Bahia elegeram, nesta segunda-feira (2), a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para o biênio de 2015-2016. O deputado Adolfo Menezes (PSD) foi eleito como primeiro vice-presidente da Casa. A vaga de segundo vice-presidente ficou com o democrata Tom Araújo. A terceira vice ficou com o deputado Carlos Geilson (PTN). Na quarta vice-presidência, recém criada, ficou o deputado Pastor Sargento Isidório (PSC). A mesa será composta ainda por Leur Lomanto (PMDB), na primeira secertaria. Na segunda secretaria, o deputado Aderbal Caldas (PP) tomará posse. A terceira secretaria ficará a cargo do comunista Fabrício Falcão (PCdoB). A quarta e última secretaria irá para as mãos do deputado Sidelvan Nóbrega (PRB). Segundo o deputado Reinaldo Braga (PR), que preside a sessão, 52 parlamentares votaram. Em protesto, os deputados do PT não participaram da votação. (BN)

Comente agora
02
Fev
Jean Wyllys é chamado de “vergonha” por manifestantes no DF
Postado por: Samile Macêdo / 08:41h

O deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ) relatou em sua página no Facebook que foi abordado por manifestantes neste domingo em sua chegada à Câmara dos Deputados para a votação que decidiria a presidência da casa. Segundo o deputado, dois homens vestindo camisetas com dizer "contra a corrupção" e com adesivos da campanha de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) o abordaram e um deles o “agradeceu”: “obrigado pela traição”, teria dito o homem. Em seguida, o parceiro dele perguntou se poderia cumprimentar o deputado, que aceitou o gesto. "Você é a vergonha de minha geração", disse o homem, enquanto outra pessoa filmava a ação. "Graças a Deus! Se eu fosse o orgulho de sua geração, amado, aí é que estaria preocupado e mal", teria respondido Jean Wyllys. “E ele - que parece não ter entendido que eu fico feliz de ser uma "vergonha" para a geração de reacionários, fascistas e ignorantes motivados à direita - continuou repetindo sua frase enquanto eu seguia sem um arranhão da caridade de quem me detesta”, disse o deputado em sua publicação. Não há comprovação da ligação dos manifestantes com qualquer grupo político ou parlamentar da casa. (Terra)

Comente agora
02
Fev
"Programa Ouvindo Nosso Bairro cheira a campanha antecipada do prefeito", afirma Aladilce
Postado por: Samile Macêdo / 08:17h

Durante o evento que marcou o retorno das atividades dos vereadores de Salvador, nesta segunda-feira (2), Aladilce Souza (PCdoB) afirmou para o Metro1 que o Programa Ouvindo Nosso Bairro é um projeto que cheira a campanha antecipada. "Esse projeto nos causou muita estranheza. A Câmara foi tomada de surpresa pois a escuta dos bairros para fazer obras e serviços é feita no processo de orçamento da cidade. O orçamento da prefeitura foi montado, aconteceram as audiências públicas onde a população sugeriu e isso tudo foi ignorado. Depois que o orçamento foi fechado o prefeito criou o projeto", afirmou a vereadora. Segundo ela este processo é irregular pro não fornecer previsão legal da realização das obras. "Este é um projeto que nos cheira a campanha antecipada do prefeito. A impressão que se tem é que isso é um processo a mais para a cooptação de lideranças e de mobilização das pessoas. Além da criação de expectativas do prefeito na população para manter a sua aprovação", disse Aladilce.

Comente agora
02
Fev
No 1° mandato como deputado, Prisco diz que agora terá maior espaço para debate
Postado por: Samile Macêdo / 07:05h

O deputado Soldado Prisco (PSDB), em entrevista ao Metro1 nesta segunda-feira (2), durante eleição para presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no CAB, comentou sobre sua expectativa para o primeiro mandato na casa. "Expectativa é muito grande. Espaço maior para debate, já que a categoria é de amplo estadual. na câmara municipal não tínhamos essa abrangência", disse.No 1° mandato como deputado, Prisco diz que agora terá maior espaço para debate.

Comente agora
02
Fev
Nilo se diz "magoado" com falta de apoio do PT: "Até o filho de Paulo Souto está comigo"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 05:14h

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e virtual reeleito para o cargo, Marcelo Nilo (PDT), não está plenamente satisfeito com o apoio de 12 partidos na Casa. Segundo o veterano político, o apoio do PT à candidatura de Rosemberg Pinto (PT) o deixou "magoado" e "triste". "O tanto que eu trabalhei pela candidatura do PT [ao governo, com Rui Costa], e o PT é o único partido que não me apoia na presidência da Assembleia. Isso são coisas que só a política explica. O PT tem direito a ter candidato, mas até o filho do ex-governador Paulo Souto vai voltar comigo aqui na casa, e o PT não. São atitudes políticas como essas que me deixam triste", falou ao Metro1. Apesar disso, Nilo espera uma grande votação. "52 parlamentares declararam que vão votar conosco. Dos 14 partidos políticos, 13 vão votar conosco", disse.

Comente agora
02
Fev
Eleito, Cunha diz que deputados reagiram a 'interferência' do governo
Postado por: Letícia Oliveira / 02:28h

Eleito em primeiro turno presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDBRJ), afirmou, em seu primeiro discurso no cargo, que a Casa “reagiu no voto a uma tentativa de interferência do governo” na eleição. Ele disse, porém, que não haverá “retaliações” e pregou “serenidade”. “Passada a disputa, a palavra agora é de serenidade. Não terá qualquer tipo de sequela”, afirmou. O peemedebista reforçou sua bandeira de campanha, de que garantirá “independência” ao Legislativo face ao Executivo. “A gente deixou muito claro que ia buscar altivez e independência do parlamento. Aqui é palco de exercer os grandes debates que a Casa precisa e vai fazer. Nunca em nenhum momento falamos que seríamos oposição. Não falamos também que seríamos submissos. Não há aqui da nossa parte nenhum jogo de retaliação”, afirmou. Eduardo Cunha foi eleito em primeiro turno com 267 votos. O candidato do PT, Arlindo Chinaglia (SP), que contava com o apoio do governo, recebeu 136 votos. Considerado “candidato da oposição”, com apoio de PSB, PSDB, PPS e PV, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), obteve 100 votos. Chico Alencar (PSOL-RJ), com somente do próprio partido, recebeu oito votos.

Comente agora
01
Fev
Eduardo Cunha derrota Arlindo Chinaglia e é eleito presidente da Câmara
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:18h

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito neste domingo (1º) presidente da Câmara em votação em primeiro turno. Com 267 votos recebidos, Cunha comandará a Casa por dois anos. O posto de presidente da Câmara dos Deputados é estratégico para o governo federal por definir os projetos que irão ao plenário e ditar o ritmo de votações. Na votação, Cunha derrotou outros três candidatos, incluindo o representante governista, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que recebeu 136 votos. O candidato do PSB, Júlio Delgado (MG), ficou em terceiro lugar, com 100 votos, e o do PSOL, Chico Alencar (RJ), em quarto, com oito votos. Após a vitória de Cunha ser anunciada, o novo presidente da Câmara disse “o parlamento soube reagir no voto” à tentativa do governo de impedir a sua vitória. Ele afirmou, porém, que esse “é um episódio virado” e que ele e seus aliados não devem “fazer disso nenhum tipo de batalha.” O peemedebista reforçou sua bandeira de campanha, de que garantirá “independência” ao Legislativo face ao Executivo. “A gente deixou muito claro que ia buscar altivez e independência do parlamento. Aqui é palco de exercer os grandes debates que a Casa precisa e vai fazer. Nunca em nenhum momento falamos que seríamos oposição. Não falamos também que seríamos submissos”, afirmou. 

Um comentário
01
Fev
Em Alagoas, deputado vai a cerimônia de posse montado em boi
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:08h

O deputado estadual Tarcizo Freire (PSD) chegou para a solenidade de posse na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), na tarde deste domingo (1º) montado em um boi selado da raça Nelore. O deputado explicou que nutre um carinho especial pelo animal, que o acompanhou em toda a campanha eleitoral em 2014, e por isso não poderia tomar posse sem ele. "O Gaúcho [o boi] sempre me acompanhou na campanha e não posso deixar minhas origens, deixar de lembrar do meu povo sertanejo", contou Freire. Antes vereador por Arapiraca, município da região Agreste do estado, ele foi eleito com 29.244 votos. O deputado comemorou a eleição, quando do resultado, da mesma maneira, passeando nas ruas daquele município sobre o Gaúcho.

Comente agora
01
Fev
Aécio Neves responsabiliza PT por vitória de Renan para presidência do senado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:05h

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), responsabilizou a bancada do PT pela reeleição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Na disputa mais acirrada por que passou para o cargo que assumirá pela quarta vez, Renan conquistou em votação secreta 49 apoios, o adversário do partido Luiz Henrique (SC), 31, e ainda teve um voto nulo. "Quem votou fechado (em Renan Calheiros) foi o PT, mais do que o PMDB", afirmou Aécio, logo após o resultado. Aécio Neves disse esperar que Renan seja mais um presidente do Poder Legislativo do que um aliado do Palácio do Planalto. Durante o ano passado, especialmente nas eleições, o ex-presidenciável tucano chegou a acusar o presidente reeleito do Senado de atuar a serviço do governo Dilma Rousseff. Aécio afirmou que o resultado da votação indica que houve "muita insatisfação" na base aliada. E avisou ainda que haverá uma oposição "revigorada" após o resultado das urnas. O novo líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), também criticou a ação do PT na eleição de Renan. "O PT optou por transformar o senado como braço do Planalto", disse. (Estadão)

Comente agora
01
Fev
Renan é reeleito presidente do Senado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:36h

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi reeleito neste domingo (1º), por 49 votos de 81, para mais dois anos à frente do cargo mais alto do Legislativo. Ele venceu o colega de partido Luiz Henrique (PMDB-SC), que se lançou na disputa sem apoio do PMDB. Renan presidirá a Casa em 2015 e 2016 juntamente com a nova Mesa Diretora, que poderá ser escolhida ainda neste domingo. Luiz Henrique obteve 31 votos e houve um nulo. A votação, que é secreta, foi feita em cédulas de papel e depositadas em uma urna. A apuração dos votos foi feita em voz alta pelo líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE). Este será o quarto mandato de Renan Calheiros na presidência do Senado. O primeiro foi em fevereiro de 2005. Foi reconduzido em 2007, mas acabou renunciando ao cargo em meio a denúncias de que usou dinheiro de lobista para pagar pensão de uma filha fora do casamento. Reeleito senador, foi escolhido novamente para a presidência em 2013. Após a proclamação do resultado, Renan agradeceu aos colegas pela “renovação da confiança”. “Me obriga a redobrar o trabalho, triplicar o ânimo, quadriplicar a vontade de acertar para corresponder ao crédito que me foi concedido pelos senadores”, afirmou.

Comente agora
01
Fev
PT reafirma ser contra reeleição por tempo indefinido na Assembleia Legislativa da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 10:41h
A bancada do PT se reuniu neste domingo (1º) com a Comissão Política do partido e ratificou, por unanimidade, a posição do fim da reeleição por tempo indefinido para a presidência da Assembleia Legislativa. O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, destaca que o partido reafirma esta tese para a eleição desta segunda-feira (2). Com relação à candidatura do deputado Rosemberg Pinto, Everaldo afirma que, a princípio, está mantida.  Ele enfatiza que é inegociável a tese do partido ser contrário à reeleição por período indefinido. (BN)
Comente agora
01
Fev
Aleluia quer tirar ‘gang’ do PT do poder e diz que Lula é ‘autor intelectual’ da corrupção
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:30h

 O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) afirmou neste domingo (1º), durante a sessão inaugural da nova legislatura na Câmara Federal, em Brasília, que o parlamento vai ter que trabalhar como uma delegacia de polícia para “tirar a gang que tomou conta do Brasil, sob o comando da presidente Dilma Rousseff e do ex Lula”. Na opinião do deputado democrata, todos que foram arrolados pela operação Lava Jato - Nestor Cerveró, José Gabrielli, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef - cumpriam ordem. “Está na hora de prender os chefes da gang, que são Dilma e Lula, sendo o ex-presidente o autor intelectual dos crimes”.  Aleluia lembra também que a justiça portuguesa já está de olho em Lula, por causa da revelação da Portugal Telecom de que teria pagado três milhões de euros ao ex-presidente. (BN)

Comente agora
01
Fev
PT confirma apoio a Renan na disputa da Presidência do Senado
Postado por: Letícia Oliveira / 08:53h
Após quase três horas de reunião, neste sábado (31), os senadores do PT decidiram que o partido vai apoiar a reeleição de Renan Calheiros à Presidência do Senado. A escolha será neste domingo (1º), por votação secreta no Plenário, vencendo o candidato que obtiver maioria simples, desde que presentes pelo menos 41 senadores. O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), explicou que a opção foi manter o apoio ao candidato indicado oficialmente pela bancada do PMDB, observando os princípios da autonomia e da proporcionalidade, de acordo com a Agência Senado. O adversário de Renan é o também peemedebista Luiz Henrique (SC). “Todos temos enorme respeito ao Luiz Henrique, que é um dos melhores quadros de que dispomos. Mas temos que cumprir o compromisso histórico que o PT sempre teve: respeitar a proporcionalidade e as decisões das bancadas”, afirmou Humberto. Segundo ele, o PT pretende manter Jorge Viana como 1º-vice-presidente e Ângela Portela (RR) como quarta-secretária. As presidências das comissões e a liderança da bancada devem ser definidas na próxima segunda-feira (2). Conforme Humberto Costa, não houve discussão sobre eventual punição caso algum senador petista vote em desacordo com a bancada, até porque o voto é secreto.
Comente agora
01
Fev
Aécio diz que Luiz Henrique terá todos os votos tucanos
Postado por: Letícia Oliveira / 02:05h

O tucano Aécio Neves (MG) selou o apoio do PSDB ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC), rival de Renan Calheiros (PMDB-AL) na disputa pela presidência do Senado. Após reunião com a bancada tucana, o presidente nacional do PSDB garantiu unanimidade nos votos dos dez senadores do partido amanhã (1º). “Acabamos de fazer uma reunião muito franca onde individualmente cada um dos senadores do PSDB se manifestou favoravelmente à candidatura de Luiz Henrique. Ele contará com a unanimidade dos votos do nosso partido”, afirmou Aécio, dizendo “não acreditar” em uma dissidência interna ao deixar o encontro. O tucano foi procurado mais cedo por Renan Calheiros e disse que receberia o atual presidente do Senado ainda nesta tarde. Apesar do gesto de cordialidade, Aécio deixou claro que a posição do partido não deve mudar: “obviamente eu receberei o senador Renan Calheiros com a cordialidade de sempre, mas ele sabe da posição do PSDB que eu agora, como presidente do partido, expresso de forma enfática: o PSDB votará com o senador Luiz Henrique”.

Comente agora
31
Jan
Lídice garantiu R$ 60 milhões para a Bahia nos últimos quatro anos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:49h

A senadora Lídice da Mata (PSB) garantiu, nos últimos quatro anos, através de emendas parlamentares individuais, o montante de R$ 60,6 milhões para investimentos no Estado. As áreas da Saúde, Educação, Turismo, Desenvolvimento Regional, Agricultura, Desenvolvimento Urbano e Cultura foram as que mais tiveram aportes destinados, somando R$ 52 milhões. Outros segmentos como Esporte, Justiça, Igualdade Racial, Direitos Humanos, Segurança e Políticas para as Mulheres também foram contemplados. Uma das principais bandeiras da senadora, a Educação contou com R$ 7 milhões em emendas parlamentares individuais entre 2011 e 2014. “Esse é um dos temas prioritários do meu mandato e o principal desafio, nos próximos quatro anos será a consolidação do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa e a implantação da escola de tempo integral”, explicou. A senadora também defende a expansão do ensino técnico e profissionalizante e do ensino superior federal, citando as necessidades do interior da Bahia: “A educação é o caminho para alavancar o desenvolvimento de um país, tanto econômico como social. E, para se alcançar os investimentos previstos no PNE, precisamos garantir maior eficiência na gestão dos recursos, nos processos pedagógicos e na valorização dos professores”, diz.

Comente agora
31
Jan
"Quem venceu as eleições foi a mentira", dispara Aécio Neves sobre o atual governo
Postado por: Letícia Oliveira / 05:42h

Em sua primeira aparição pública em 2015, durante a reunião da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, o senador e candidato derrotado à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB-MG), voltou a criticar o governo de Dilma Rousseff (PT). "Destruíram nossa maior empresa e não tiveram a capacidade de, agora, reconhecendo os desvios, minimizar as perdas", afirmou. "Cada vez mais, vai ficando claro que quem venceu as eleições foi a mentira, infelizmente, e não a verdade." Neves defendeu ainda a recriação da CPMI da Petrobras para investigar os casos de desvio de recursos da estatal. (Metro1)

Comente agora
31
Jan
Pelo Facebook, Félix Júnior critica política econômica
Postado por: Letícia Oliveira / 04:11h

O presidente estadual do PDT-Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, usou seu perfil no Facebook neste sábado (31) para defender uma reforma política radical, criticar os escândalos políticos e a política econômica do governo. O “recado” do pedetista, que é vice-líder do PDT na Câmara dos Deputados, chega exatamente na véspera da posse dos deputados federais e senadores eleitos para a nova legislatura, que terá início neste domingo, 1º de fevereiro. “Espero que possamos fazer a reforma política tão esperada por todos, com as eleições unificadas e de cinco em cinco anos, sem reeleição para os cargos executivos. Sou a favor da redução do número de deputados dos atuais 513 para 300, proporcionais a população dos estados”, escreveu o parlamentar, eleito para seu segundo mandato. Félix Júnior também criticou os escândalos políticos recentes que têm envergonhado o País, o retorno da inflação e o aumento dos juros em detrimento do apoio ao aumento da produção nacional. Ele defendeu ainda o aumento dos investimentos públicos em educação como única forma de construir “um Brasil digno”, fez um apelo para que as pessoas de bem não abandonem a política e criticou o comportamento dos maus políticos.

Leia a seguir a postagem de Félix Mendonça Júnior na íntegra:

Comente agora
31
Jan
Quase 70% dos deputados querem tornar corrupção crime hediondo
Postado por: Letícia Oliveira / 03:50h

Uma folgada maioria dos novos deputados que assumem a Câmara a partir deste domingo (1º) diz que apoiaria uma proposta para tornar a corrupção crime hediondo, o que equipararia a prática a delitos como estupro o latrocínio (roubo seguido de morte), segundo levantamento do G1 (clique na imagem ao lado para ver página especial). Dos 513 novos deputados, 358 (69,7%) se dizem favoráveis à mudança, 50 (9,7%) são contrários, e 105 (20,4%) não quiseram se manifestar ou não responderam aos pedidos de entrevista. Entre o último dia 15 e esta sexta-feira (30), oG1 aplicou aos deputados um questionário sobre 12 temas que deverão constar da pauta de debates legislativos deste ano. Parte dos deputados respondeu pessoalmente ou por telefone e outra parte, por e-mail ou por intermédio das assessorias. Todos foram informados de que a divulgação das respostas não seria feita de forma individualizada. No total, 421 deputados responderam ao questionário (82%); 44 se recusaram a responder (8,5%); e 48 não se manifestaram sobre os pedidos de entrevista (9,3%). Propostas de combate à corrupção sempre voltam à discussão no Congresso em meio a escândalos, mas permanecem há anos sem desfecho entre os parlamentares. Um balanço feito pela Câmara dos Deputados no ano passado mostrou que tramitavam na Casa 141 projetos sobre o assunto, dos quais 20 há mais de 10 anos.

Um comentário
31
Jan
Alba prepara atos de posse dos novos deputados
Postado por: Letícia Oliveira / 02:02h

Os 63 deputados estaduais estão prestes a assumir seus mandatos na Casa Legislativa. Os atos que movimentarão os ritos serão divididos em três dias importantes para o início de mais uma legislatura. Os eleitos em outubro do ano passado participarão de duas sessões preparatórias. Segundo a assessoria da AL, a primeira, no próximo domingo, às 14h30, de caráter formal, constará da chamada dos parlamentares para a entrega dos diplomas – por coligação e de acordo com a classificação obtida nas urnas. Segundo a Constituição da Bahia, trata-se de um passo indispensável para a posse, pois os diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entregues no fim do ano passado em cerimônia no Centro de Convenções da Bahia, deverão ser registrados junto à Secretaria Geral da Mesa e publicados no Caderno do Legislativo do Diário Oficial. Nesta sessão não serão feitos pronunciamentos, mas marca o início da 18ª legislatura e o fim do mandato dos atuais deputados estaduais.

Comente agora
30
Jan
Sandro Régis acusa Wagner de aumentar dívida do estado em mais de 60%
Postado por: Samile Macêdo / 13:52h

Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Sandro Régis (DEM) acusou, em nota, o ex-governador e ministro da Defesa Jaques Wagner de fechar o seu mandato com uma dívida de R$ 16,9 bilhões e sem recursos disponíveis para pagar “as obrigações”. Segundo o democrata, a constatação foi feira após análise do Relatório de Gestão Fiscal do terceiro quadrimestre de 2014 – publicado nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial. "Em 31 de dezembro de 2010, a dívida consolidada era de R$ 10,4 bilhões e em apenas quatro anos passou para R$ 16,9 bilhões", advertiu, ao observar que o crescimento maior foi com relação à dívida externa, que era R$ 1,7 bilhão, e passou para R$ 6,8 bilhões. O mais grave, porém, segundo Sandro Régis, é que mais uma vez, segundo o próprio relatório, os recursos não vinculados do tesouro estadual apresentam um saldo negativo de R$ 383,1 milhões.

Comente agora
30
Jan
PSDB declara apoio à candidatura de Júlio Delgado à presidência da Câmara
Postado por: Samile Macêdo / 12:07h

Apesar de inicialmente sinalizar uma adesão à candidatura do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara Federal, a bancada do PSDB na Casa decidiu manter o apoio a Júlio Delgado (PSB), terceira opção no pleito. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, com a decisão, acabou prevalecendo a opinião do presidente nacional da sigla, o senador Aécio Neves (PSDB), que articulou o apoio em retribuição a aliança feita com o partido durante sua campanha para a Presidência da República no ano passado. "O PSDB agirá como partido político, o PSDB não se permitirá cooptações e o candidato que achar que pode fazê-las irá se frustrar. O PSDB votará em Júlio Delgado em sua integralidade, é assim que espero", afirmou Aécio antes de entrar na reunião da bancada do PSDB, realizada no hotel Royal Tulip, em Brasília. De acordo com Folha, é esperado que, contudo, com a votação secreta, que será realizada no próximo domingo (1º), Cunha receba votos de vários tucanos.

Comente agora
30
Jan
SAJ: Câmeras de monitoramento serão instaladas no Minha Casa Minha Vida,
Postado por: Anacley Souza / 09:31h

Os conjuntos habitacionais que compõe o Projeto Minha Casa Minha Vida na Avenida Carlos Amaral em Santo Antônio de Jesus tem se mostrado um desafio no que se trata da segurança pública devido a crescente onda de violência na localidade. Em entrevista a Andaiá FM o Comandante do 14º Batalhão de Policia Militar informou que o aumentativo de ocorrências em relação ao tráfico de entorpecentes tem se mostrado preocupante, “estamos tendo um problema serio com drogas principalmente o envolvimento de menores nas ações”, revela. Segundo o militar, existe a necessidade de uma participação pública dos debates para amenizar a situação. Ainda de acordo Andrade, o planejamento do conjunto Habitacional é carente de infraestrutura principalmente em relação à segurança e opina na construção de um módulo policial no local, “é algo a ser repensado e discutido. Infelizmente a PM não tem aporte estrutural para segurar uma localidade imensa”, afirma. O comandante anunciou ainda a implantação de câmeras de videomonitoramento na região,  “novas câmeras estarão chegando para nos auxiliar e eu sugeri a instalação na localidade”, completa.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
30
Jan
Filha de Paulo Roberto Costa recebeu R$ 500 milhões por engano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:54h

Um cheque de R$ 500 milhões virou motivo de discórdia entre o Bradesco e Arianna Costa Bachmann, filha do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Na segunda-feira, o banco recorreu à Justiça para obter um mandado de busca e apreensão contra Arianna e, assim, receber de volta o cheque errado que havia emitido em nome dela há mais de um mês. Costa foi preso na Operação Lava-Jato e deverá entregar todo seu patrimônio à Justiça. Na versão do advogado dela, Raphael Montenegro, tudo começou no dia 30 de dezembro, quando Arianna foi ao Bradesco do Largo da Carioca para sacar uma aplicação de previdência privada no valor de R$ 650 mil. Segundo ele, tratava-se de recursos que não estão bloqueados pela Justiça, apesar de Arianna figurar como beneficiária do acordo de delação premiada que o pai firmou com o Ministério Público Federal. Ainda de acordo com Montenegro, aquele era o último expediente bancário do ano, e Arianna solicitou dois cheques administrativos: um de R$ 150 mil e outro de R$ 500 mil. Guardou-os sem conferir. Só em 3 de janeiro, após as festas de fim de ano, ela percebeu que um deles tinha valor mil vezes maior que o original: R$ 500 milhões, em vez de R$ 500 mil.

Comente agora
30
Jan
Novo visual de Aécio Neves divide opinião de tucanos
Postado por: Anacley Souza / 08:53h

Depois de mais de um mês de férias, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) apareceu na reunião da nova bancada do partido da Câmara nesta sexta-feira ostentando uma espessa barba. O novo visual chamou atenção dos presentes. Enquanto uns elogiaram, outros disseram que a barba fazia com que o tucano ficasse com cara de petista. O atual líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, aprovou o novo visual e chegou a elogiar o correligionário em público. "Tenho certeza que vai continuar agradando muita gente", disse. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
30
Jan
Jorge Solla anuncia que governo irá fazer investimentos na Saúde na Bahia
Postado por: Samile Macêdo / 03:18h

O ex-secretário de Saúde e deputado federal eleito Jorge Solla (PT) divulgou nesta sexta-feira (30) que o governador Rui Costa (PT) se comprometeu com diversas pautas para a Saúde na Bahia além da manutenção das equipes técnicas das extintas Diretorias Regionais de Saúde. De acordo com o Solla, o governador “se comprometeu em agilizar a inauguração do HGE2, do Hospital da Chapada, em Seabra, e do Hospital São Jorge em Salvador e manter programas importantíssimos como a Internação Domiciliar que já alcança mais de mil pacientes, Saúde em Movimento que já atendeu mais de 400 mil pessoas e Rastreamento de Câncer de Mama”. O parlamentar também disse que Rui irá dar as ordens de serviço das obras do novo Hospital da Costa do Cacau, da Maternidade Metropolitana, em Camaçari, e do Centro de Oncologia da Região Norte, em Juazeiro, além de assinar o contrato da PPP de Diagnóstico por Bioimagem “em breve”. Ainda de acordo com a mensagem propagada com Solla, o governador “confirmou também a execução do PROSUS com mais de 200 milhões de dólares de investimento em saúde na Região Metropolitana de Salvador, captados junto ao BIRD na gestão passada. Ao todo são mais de 1 bilhão de reais já captados em diversos projetos junto ao BIRD, Banco Mundial, BNDES, Caixa e Ministério da Saúde para continuar avançando a saúde da Bahia!”. O deputado ainda antecipou que “combinou” um apoio para a reabertura do Hospital Regional Vicentina Goulart. (BN)

Comente agora
30
Jan
Dilma e Alckmin discutem crise hídrica nesta sexta
Postado por: Samile Macêdo / 02:29h

Depois de receber no Planalto os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), a presidente Dilma Rousseff se reúne nesta sexta-feira, às 14h30, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Dilma quer conhecer as medidas emergenciais que Alckmin está tomando para amenizar o problema da falta de água no Estado e oferecer ajuda do governo federal. Diagnóstico feito pelo governo federal aponta que grande parte da responsabilidade da crise hídrica que afeta São Paulo é do governo do Estado, que recebeu vários alertas do risco de colapso, mas evitou tomar medidas drásticas como o racionamento por causa do período eleitoral. No entanto, o Planalto não pretende incentivar qualquer guerra política, já que o problema não se resume a São Paulo, comandado pelo tucano, e também por temer que este problema possa contaminar o governo federal, embora a distribuição de água seja uma responsabilidade estadual. O convite a Alckmin foi feito pela presidente Dilma Rousseff. O Planalto tem dado demonstrações que quer construir parcerias e ajudar na elaboração de projetos para minimizar os problemas da população. Por isso, quer conhecer o plano de contingência de Alckmin. Dentro desta ideia, na semana passada, foi anunciada a liberação de R$ 800 milhões para que seja feita a inclusão no PAC das obras de interligação do reservatório Jaguari-Atibainha. A proposta havia sido trazida pelo governo paulista ao federal em dezembro. 

Comente agora
30
Jan
Lideranças admitem sair do DEM caso ACM Neto migre para o PDT
Postado por: Samile Macêdo / 01:13h

Com a especulação da filiação do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), ao PDT, os principais líderes do DEM na Bahia e em Salvador podem também arrumar as malas e migrar para a sigla trabalhista. Consultado pelo Bahia Notícias nesta quinta-feira (29), o presidente estadual da legenda e deputado federal diplomado, José Carlos Aleluia não afirmou que vai seguir o correligionário, mas deixou a entender que pode ir com o prefeito da capital baiana para o PDT. “Meu projeto atual é muito vinculado ao projeto do prefeito, mas vamos analisar o que é mais conveniente”, afirmou. Ainda de acordo com o líder democrata, “todos os vereadores, deputados estaduais e federais estão afinados com ACM Neto”. Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Sandro Régis (DEM) foi enfático ao dizer que segue o prefeito, independentemente do partido que ele escolha. “Sigo Neto em qualquer partido”, defendeu Régis ao ressaltar que sua opinião, no entanto, não representa a dos outros parlamentares democratas na AL-BA.

Comente agora
29
Jan
Eleito com apoio do PT, Otto diz que vai ‘lutar’ contra medidas adotadas por Dilma
Postado por: Samile Macêdo / 15:32h

Eleito com mais de 3,3 milhões de votos, o senador Otto Alencar (PSD) disse que vai “lutar para que seja revisto o texto das medidas provisórias 664 e 665”, que dizem sobra a alteração das regras do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da Previdência Social, aumentando o rigor para a concessão do abono salarial, do seguro-desemprego, do seguro-defeso dos pescadores artesanais, a pensão por morte e o auxílio-doença. As mudanças entraram em vigor após a publicação, mas precisam ser ratificadas em 120 dias pelo Congresso Nacional ou perdem a validade. “Sempre estive ao lado dos trabalhadores. Tenho total compromisso com essa pauta. Por isto, vou lutar pela revisão das duas medidas provisórias”, adiantou. (BN)

Comente agora
29
Jan
Graça Foster admite que novas denúncias podem aumentar as perdas com corrupção
Postado por: Samile Macêdo / 14:03h

O rombo causado pela corrupção nas contas da Petrobras poderá ser ainda maior, caso surjam novas empresas e contratos suspeitos, admitiu nesta quinta-feira, 29, a presidente da estatal, Graça Foster. A companhia também poderá ampliar o período sob investigação, limitado entre janeiro de 2004 e abril de 2012, época em que Paulo Roberto Costa era o diretor de abastecimento da estatal. Na avaliação da presidente da empresa, com a evolução das investigações da Operação Lava Jato, o volume de desvios estimados poderá ser superior aos R$ 4 bilhões já apurados pela companhia. O valor se refere à aplicação da cobrança indevida de 3% nos contratos, que seriam desviados para pagamento de propinas a ex-funcionários, partidos e políticos - prática revelada por Costa em depoimento ao Ministério Público. Ao todo, a companhia identificou 52 contratos firmados com 23 empresas citadas nas investigações da Polícia Federal - que representam mais de R$ 188 bilhões em patrimônio da companhia. “Se tivermos mais depoimentos em que surjam outras empresas, esse número cresce. Esse numero aqui não é firme e depende dos números de empresas que estão sendo informadas pelo Ministério Público. Cresce o número de empresas, cresce esse número”, afirmou a Graça Foster.

Comente agora
29
Jan
Marina reaparece e critica 'desmandamentos' de Dilma
Postado por: Anacley Souza / 07:47h

Enquanto seu partido ensaia um novo embarque no governo Dilma Rousseff, a ex-senadora e candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, reapareceu nesta quinta-feira atirando contra a petista. Em texto publicado em seu blog, intitulado "A distância entre a candidata e a presidente", Marina fez um paralelo entre as promessas de Dilma na campanha e as medidas opostas aplicadas pelo governo pós-urnas – batizadas por ela de "desmandamentos". "A calúnia envenena, aprofunda as divisões, agrava os conflitos e isso só leva ao desastre. De maldade, todo mundo já está cansado", escreveu. Ela também voltou a lembrar que foi vítima do "marketing selvagem" do PT. Segundo aliados, Marina deverá retomar seu projeto de conseguir tirar do papel a Rede Sustentabilidade a partir deste final de semana. (Revista Veja)

Comente agora
29
Jan
Cerveró vai processar quem fizer máscara para o Carnaval com seu rosto
Postado por: Samile Macêdo / 06:19h

O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema de desvios bilionários na Petrobras, vai processar quem produzir máscaras com o seu rosto. Segundo a agência O Globo, o advogado Edson Ribeiro passou a alertar sobre processos, por conta dos rumores que a máscara seria 'sensação' na folia deste ano. Ainda de acordo com O Globo, um integrante da equipe de defesa chegou a ligar para a Condal, uma grande fábrica de acessórios para o Carnaval e informou que iniciaria uma ação judicial. "Se alguém fizer isso, vou processar. Você tem o direito à imagem, tem o dano moral. Se alguém fizer, vou localizar quem fez", afirmou Ribeiro. A dona da fábrica, Olga Valle, disse que desistiu de reproduzir o rosto de Cerveró para evitar dores de cabeça. "Eles falaram que iam tomar providências. Como estamos mal de tempo, e seria uma complicação, acho melhor não entrar nessa, disse Olga ao Globo. Ainda de acordo com Olga, os pedidos pelas máscaras de Cerveró não foram muitos e a aposta é fabricar máscaras da presidente da Petrobras, Graça Foster. A Condal nunca foi processada pelos rostos reproduzidos em máscaras e já produziu máscaras do ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa.

Comente agora
29
Jan
PT deve expulsar quatro prefeitos por infidelidade em PE
Postado por: Samile Macêdo / 05:47h

O processo de infidelidade partidária do PT de Pernambuco está em fase de conclusão e pelo menos quatro prefeitos devem ser expulsos. Compõem a lista os gestores de Machados, Argemiro Pimentel, de Ibirajuba, Sandro Arandas, de Orocó, Reginaldo Cavalcante, e de Jaqueira, Marivaldo Andrade. Acusados de não seguirem alinhados com a legenda no último pleito, em outubro, os prefeitos devem receber as notificações nos próximos dias. De acordo com a decisão da Executiva do partido, durante a reunião dessa quarta-feira (28), outros quatro processos devem ser finalizados na próxima semana. No total, 100 petistas foram processados por infidelidade. Deles, 30 nomes já pediram a desfiliação evitando a tramitação do caso no Conselho de Ética do PT. Dos prefeitos mencionados como possíveis expulsos, o único que ainda tem chance de permanecer na legenda é Marivaldo Andrade, de Jaqueira. “Ele só não votou em Armando, mas manteve o voto em Dilma, João Paulo e em deputados do PT. Apresentou defesa. Quem apresenta defesa é porque quer o diálogo”, frisou. 

Comente agora
29
Jan
Rosemberg mantém candidatura mas confirma reunião com PT para discutir assunto
Postado por: Samile Macêdo / 04:59h

Em conversa com o Metro1, na manhã desta quinta-feira (29), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou que sua candidatuta à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia está mantida, porém admitiu que a executiva do partido se reunirá no próximo dia 1º para discutir o assunto. "A candidatura está mantida. Nós vamos fazer uma reunião com a bancada no dia 1º para discutir o assunto, mas só tem duas possibilidades: ou o PT participa ou não do processo. Continuo trabalhando, conversando com os deputados, colocando que nós precisamos mudar o conceito de gestão da Casa", afirmou. Rosemberg disse ainda que a relação com seu oponente no pleito o deputado Marcelo Nilo, que acontece no próximo dia 2 de fevereiro, continua intacta. "Nada contra Marcelo, só me chateei com uma declaração que ele deu, mas respondi à altura. No mais, continuaremos sendo deputados, nossa relação não pode ficar estremecida", ressaltou. 

Comente agora
29
Jan
Rui Costa pede apoio ao Ministério dos Transportes para construção de novo ramal ferroviário
Postado por: Samile Macêdo / 02:09h

A construção de um novo ramal ferroviário na Bahia, ligando o Polo Petroquímico de Camaçari ao Porto de Aratu, em Candeias, está entre os projetos apresentados nesta quarta-feira (28) pelo governador Rui Costa (PT) ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, em Brasília. O projeto já foi licitado pelo governo federal e vai custar R$ 150 milhões. Agora, o governador quer apoio do ministério para que as obras comecem. Durante a visita, Rui também pediu que o ministro atue diretamente junto à concessionária FCA, responsável pelos trechos ferroviários Salvador/Minas e Salvador/Juazeiro. Ele quer que sejam feitas as adequações necessárias para trafegabilidade e segurança.  também pleiteou o lançamento de uma nova licitação para duplicar a BR-415, trecho entre Ilhéus e Itabuna, e ainda recursos para a conclusão do contorno de Feira de Santana e outras duplicações. (Correio)

Comente agora
29
Jan
Vereador quer proibir publicidade em ônibus de Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 01:45h

Sob a justificativa de que “a segurança das famílias tem que estar em primeiro lugar”, o vereador Leandro Guerrilha (PSL) quer proibir a instalação de publicidade na parte traseira dos ônibus de Salvador. “A demanda surgiu a partir da sugestão das pessoas e até mesmo dos rodoviários”, afirmou. De acordo com Guerrilha, as peças impedem que quem está fora do veículo veja o que acontece dentro dos coletivos. “As pessoas que estão nas ruas não se sentem seguras, não se sentem seguras nos ônibus... não dá pra ser assim”, desabafou. Nesta terça-feira (27), o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, também afirmou que vai cobrar a liberação da visibilidade dos para-brisas traseiros dos coletivos. Além das propagandas, o vereador-radialista vai tentar acabar também com a distribuição de panfletos nas sinaleiras. Inspirado em um projeto de lei de São Paulo, Guerrilha justifica a medida: “Você não tem como abrir as janelas na rua. As pessoas pegam o papel e jogam fora. Acabam sujando mais ainda a cidade”. (BN)

Um comentário
28
Jan
Netinho de Paula usou verba recebida na Câmara para pagar despesas de campanha, diz jornal
Postado por: Samile Macêdo / 15:48h

O vereador e cantor Netinho de Paula (PCdoB) usou a verba que recebe mensalmente da Câmara Municipal de São Paulo para pagar despesas de sua campanha para deputado federal no ano passado. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, de acordo com a prestação de contas apresentada por ele, ao menos R$ 27,5 mil foram destinados à PN Mídia para custear serviço de criação e elaboração do site da campanha. A página continua no ar e teve sua última atualização no dia 4 de outubro, quando realizou uma carreata em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. A Câmara repassa R$ 18,8 mil aos edis para pagar gastos com escritórios. Netinho afirmou que as notas foram lançadas por engano em sua prestação de contas à Casa e que o recurso para a criação do portal foi uma doação da empresa responsável. 

Comente agora
28
Jan
Youssef diz que pagava propina a mando de agentes políticos
Postado por: Samile Macêdo / 13:17h

A defesa de Alberto Youssef disse hoje (28/1) à Justiça Federal que o doleiro não liderou o esquema que desviou recursos da Petrobras. Segundo o advogado Antônio Figueiredo Basto, Youssef não pode ser condenado por corrupção passiva, porque cumpria ordens de agentes políticos para fazer o pagamento de propina. Os desvios são investigados na Operação Lava Jato. Em depoimentos de delação premiada, Youssef, que está preso, apontou os nomes de políticos que receberam propina. Em fevereiro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve denunciá-los ao Supremo Tribunal Federal - STF. Os nomes são mantidos em segredo de Justiça. Em resposta à abertura de uma das ações penais contra Youssef, o advogado do doleiro disse que ele não atuou isoladamente, e não tinha poderes para favorecer ninguém dentro da Petrobras. "Sua função era fazer o dinheiro chegar aos corruptos e irrigar contas de partidos políticos, conforme ele mesmo informou em seu interrogatório. Podemos afirmar, sem qualquer margem de erro, que as propinas somente existiram por vontade dos agentes políticos", alega a defesa. 

Comente agora
28
Jan
"Não se administra uma cidade a 'golpes de facão' '', disse vereador sobre a atual gestão de S. A. de Jesus
Postado por: Samile Macêdo / 10:08h

Durante a noite da última quarta-feira (27) onde foi proposta uma reunião na qual iriam ser apresentadas soluções com participação popular para o problema de derrubada das árvores das praças em Santo Antônio de Jesus, considerada por alguns como excessiva e desorganizada. O vereador e professor do município, Uberdan Cardoso (PT) falou com ao Portal Voz da Bahia que iria sair da reunião com sentimentos de felicidade, pois de acordo com ele, a sociedade civil não se encontra anestesiada. “Houve manifestações no bairro São Benedito, hoje está ocorrendo um protesto qualificado na Câmara de Vereadores para debater o assunto cidade e política, que constitui a ética do lugar onde  um indivíduo vive. Se o poder público achava que poderia resolver os assuntos de ‘cima para baixo’ foi importante ver que as pessoas estão atentas, vivas e não vão permitir que as coisas ocorram de forma avassaladora, com ‘canetadas’”, relatou, pontuando também que uma cidade sem árvores é uma cidade sem vida, “não se trata apenas de defesa de árvores que seria uma defesa justa, mas a defesa é que o município tenha um programa de desenvolvimento urbano elaborado com participação do povo. Todos sabem que a população queria uma praça, mas que tipo de praça vai existir? Que espécie de local público foi pensado para o município, um espaço democrático, de lazer, entretenimento? Então não dá para um gestor achar que é um deus mitológico onde tudo que toca vira ouro. O administrador tem de ser um interlocutor entre os trabalhos que faz e a cidade que representa, não dá para achar que ele vai governar para uma minoria, dentro de uma sala com caneta na mão e ar-condicionado achando que sabe de tudo.

Um comentário
28
Jan
Voto impresso pode voltar como instrumento de auditoria das eleições
Postado por: Anacley Souza / 07:35h

Após a oposição questionar o idoneidade do resultado das urnas eletrônicas nas eleições presidenciais de 2014, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado analisa o projeto da senadora Ana Amélia (PP-RS) que determina o acoplamento de mecanismos que permitam a impressão do voto nas urnas eletrônicas. O objetivo é possibilitar, após as eleições, avaliar por amostragem o desempenho dessas urnas, de acordo com a Agência Senado. Segundo artigo do projeto, a impressão do voto se dará em um "número suficiente" de urnas nos estados e municípios, de modo a garantir uma aferição adequada. Ana Amélia apresenta três razões para a apresentação da proposta. Em primeiro lugar, a persistência de boatos, ao final de cada eleição, a respeito de fraudes, que mesmo sem qualquer comprovação, "minam a confiança do eleitor", acredita a senadora. Ela também cita manifestações recentes de professores da Universidade de Brasília (UnB) que afirmam ter conseguido penetrar no sistema que comanda as urnas, demonstrando suas vulnerabilidades tanto no que se refere ao sigilo do voto quanto a tentativas de manipulação. A senadora acrescenta que "não se deve confiar cegamente num sistema, uma vez que todos são, por definição, falíveis". “Qualquer sistema eletrônico de votação utilizado deve prever mecanismos de auditoria. Esses mecanismos estão ausentes na forma como a urna é utilizada hoje. Outra não é a razão de nosso sistema, em que pese suas evidentes vantagens em termos de rapidez e operacionalidade, não haver conseguido sucesso junto a outras democracias”, afirma Ana Amélia. (Agência Brasil)

Comente agora
28
Jan
Homem morre após ser jogado de carro no Recôncavo Baiano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 05:39h

Um homem morreu após ter sido arremessado de um carro em movimento em um distrito de Santo Amaro, cidade do Recôncavo Baiano, localizada a 72 quilômetros de Salvador. Segundo informações da Central de Polícia, o crime aconteceu na noite da terça-feira (27), na localidade de São Bento, quando a vítima foi jogada para fora de um veículo em movimento. Ele sofreu diversas escoriações pelo corpo e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital do Subúrbio. Segundo o posto de Polícia Civil da unidade, a vítima chegou a dar entrada na instituição, mas não resistiu aos ferimentos sofridos e morreu às 23h10. Ele ainda não foi identificado pela polícia. O Correio24horas entrou em contato com a Coordenadoria da Polícia Civil, com a delegacia e a Polícia Militar da cidade de Santo Amaro, que não quiseram comentar o caso. Ainda não há informações se o crime será investigado como acidente ou homicídio. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde deverá passar por uma perícia enquanto aguarda identificação. 

Comente agora
28
Jan
Ex-prefeito de S. A. de Jesus responde se o vereador Có o traiu ao deixar o seu grupo político. Leia a entrevista completa
Postado por: Samile Macêdo / 05:18h

O ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Dr. Euvaldo Rosa (sem partido) concedeu entrevista à rádio Recôncavo FM nesta quarta-feira (28) para conversar sobre sua atual situação fora da prefeitura, sobre o desligamento do ex-vereador Marcos Có da sua base de apoio na Câmara, sua opinião sobre a atual gestão do prefeito Humberto Leite (PDT), reestruturações na sua equipe de oposição. Confira a entrevista completa abaixo:

Marcus Augusto: A quem diga que o senhor não ganhou aquela a última eleição em 2012 com Dalva Mercês (PSB) a sua candidata a época, por não ter cumprido com a promessa de reforma na Praça Padre Mateus, é verdade?

Euvaldo: “Não podemos imaginar que uma administração vai fazer todas as coisas, pois as administrações são sequenciais, não vai ter alguém que faça tudo, nem gestor que vai conseguir atender a todas as necessidades. Em Santo Antônio de Jesus foram feitas várias coisas em nossa gestão, assim como nas anteriores e hoje o prefeito em exercício com mandato com certeza também não vá fazer tudo. Enxergo de uma maneira mais ampla e sistêmica, na posição do contexto da cidade, não apenas analisando um fato ou uma questão”.

Marcus Augusto: Qual a sua avalição sobre a gestão do atual prefeito Humberto Leite?

Euvaldo: “Uma coisa é campanha política, outra é gestão. Esse período desde que saí da prefeitura tem abstido de comentários políticos para não atrapalhar nem querer algo que não construa para a cidade. Entendo que quem foi eleito deve governar e quem não foi deve procurar construir uma oposição construtiva. Acho que avaliar ou dar nota não constrói, mas precisamos enxergar de maneira mais ampla o que representa Santo Antônio de Jesus no contexto estadual e regional, o que representa a importância de cada serviço básico na vida das pessoas, a importância das unidades de saúde, escolares, educacionais e o cidadão no dia a dia, pessoa mais humilde, é esse que no momento adequado vai julgar o atendimento a escola, a saúde, a educação quem vai julgar são essas pessoas, a gestão é feita de um contexto muito maior, tudo está sendo avaliada por nossa sociedade, ela será a nossa bussola”.

Marcus Augusto: Como o senhor acompanhou a derrota do seu candidato Paulo Souto (DEM) ter perdido pela segunda vez consecutiva nas eleições para o governo? E o número de votos do deputado Alan Sanches (PSD), foi em sua opinião satisfatória?

Euvaldo: “A gente precisa entender que temos um contexto de situação e outro de oposição. Uma das coisas que me honra muito foi ter sido prefeito desta cidade durante oito anos, para mim tem um significado muito importante. Há uma conjuntura onde se está no poder e outro quando se está fora dele, existem situações de muitos ficarem desesperados pelo poder a qualquer custo, o qual tem um polo atrativo, mas não temos mesmo polo de atração, pois não estamos com o governo federal, eu não fiz parte dos projetos deles, não votei na presidente Dilma nem com o governador Rui Costa (ambos do PT). No município trabalhei pela candidatura de Dalva Mercês e ao contrário do que alguns possam imaginar me honra muito essas coisas, pois as fiz com a convicção, isso não me desanima, nem vai me envergonhar perante os meus filhos. Estive com Paulo Souto para o governo porque este esteve comigo, fui amigo do riso e da dor, sou leal com as pessoas. Apesar de ser evidente que o poder tem seus atrativos. Meu objetivo não é machucar quem tenha ido para outro grupo, mas estou convicto de que esses valores são muito importantes e continuo prezando estes em primeiro lugar, meu caro Marcus, na vida tudo é passageiro, o que fica são os verdadeiros e fieis amigos”.

Marcus Augusto: Quando o senhor saiu da prefeitura percebeu que muitos que se diziam correligionários se afastaram? E os efeitos de estar fora do poder, deixam claro quem é quem?

Euvaldo: “Não vou ser hipócrita em dizer que a gente não sentiu dores ou teve decepções, houve dores muito fortes, mas em nenhum momento digo que esses efeitos deixaram marcas, pois procurei tocar a minha vida de outras maneiras, evitando ao máximo às críticas das pessoas que viraram as costas, pois respeito à decisão de cada um. Todos os que estiveram conosco quando estávamos no poder honraram seus compromissos, nos momentos de dificuldades estiveram ao meu lado, eu quero agradecer a essas pessoas, mesmo àqueles que deixaram de estar com a gente depois. Enfrentamos lutas juntos e alguns entenderam que neste momento querem fazer parte de outro projeto, de situação e não de oposição. Nossa iniciativa é de oposição, pois foi assim que a população nos colocou e não vamos abrir mão disso, sabemos que todo mundo passa por dificuldades, mas quero agradecer aos amigos do riso e da dor, os que estiveram com a gente e continuam conosco, os que em momentos difíceis, olhamos para trás e vimos que graças a Deus não estávamos sozinhos. Agradeço pela votação do deputado Alan Sanches (PSD), Cacá Leão (PP), solicitando que seus mandatos fiquem à disposição da cidade, não por lutas pequenas, mas pelos grandes temas do recôncavo para que possamos ajudar Santo Antônio de Jesus e tenho certeza que a cidade conta com o apoio desses dois deputados”.

Marcus Augusto: O Marcos Có, o ex-presidente da Câmara de vereadores, que teve o seu apoio na conquista da liderança da Casa, foi agora para o grupo do prefeito Humberto Soares Leite. Como o senhor recebeu essa atitude do seu ex-companheiro, ele te traiu?

Euvaldo: “Se dissesse que não fiquei triste, estaria mentindo, pois tenho um apreço muito grande por Có, mas quero colocar umas coisas de forma clara: Marcos Có sempre foi um grande amigo durante os oito anos quando estivemos na prefeitura ele foi um grande ajudador em momentos de dificuldade, alegria, respeito sua posição, mas é evidente que o projeto político em que estamos na cidade é outro, diferente da iniciativa proposta por quem está no poder neste momento. A nossas situação é de oposição, é esse nosso posicionamento é esse. Eu não vou dar nenhuma palavra para desmerecer quem quer que seja, mas dou uma abraço mais caloroso daqueles que foram companheiros do riso e que são companheiros da dor”.

Marcus Augusto: O Prefeito Humberto disse estar num tabuleiro de xadrez para dar o xeque-mate. Qual é seu futuro político diante dessas mudanças de ex-companheiros para outro grupo?

Euvaldo: “Minha concepção política não é de profissão, mas enxergo como algo que se chega, fica um período e depois sai, tem determinadas pessoas que fazem a política por profissão, esquecendo-se de suas atividades. Foi uma honra muito grande ter sido prefeito de Santo Antônio de Jesus, mas eu sobrevivo como médico, meu futuro vai ser estar participando de atividades políticas junto com nossos grupos, enfrentando batalhas, porém isso não quer dizer que tem de ser Euvaldo o candidato, pois estamos construindo os grupos de oposição para que Santo Antônio de Jesus possa ter opções e nomes novos, quem sabe? A Deus pertence. Vamos estar nas ruas da cidade como quem não concorda com a administração atual.

Marcus Augusto: Depois da saída de Có da vereança, quem vai substitui-lo na Câmara de Vereadores será Hélio Silva, conhecido Hélio da Saúde (PP). Ele firmou alguma coisa diretamente com seu grupo, ou também já está na conjuntura do prefeito Humberto?

Euvaldo: “Não tivemos conversas com Hélio, até o momento não fui procurado por ele. É evidente que temos uma caminhada juntos e é provável que ele deva nos procurar para conversarmos algo, ainda nada foi dito, estamos no aguardo para saber o que realmente Hélio decidiu como disse antes nosso grupo é de oposição, foi aqui que a população nos colocou, uma oposição sadia e construtiva, querendo o melhor para Santo Antônio de Jesus. Obrigado pela entrevista, Marcus. Quero neste momento agradecer a cada homem e mulher desta terra por nos escutar. Deus nos dê um 2015 de saúde e prosperidade, um abraço a todos e um até breve”.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo 
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com