As comentadas


Boa tarde , Segunda-feira, 30/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Política

15
Ago
‘Dia D’ para Marina Silva fica difícil
Postado por: Elaine Brito / 11:19h

Marina Silva está com problemas para registrar, nesta quinta-feira (15), o seu partido, Rede Sustentabilidade. O problema está nos cartórios, parte deles, paralisados; e outros, segundo ela, inviabilizam as assinaturas recolhidas nas ruas do pais. Em consequência, é possível que hoje não seja o “Dia D” para ela e, sim, mais um entrave que tenha que superar sem que não lhe caiba culpa, segundo diz. Desse modo, é bom aguardar o que acontecerá: se haverá cartórios para analisar as assinaturas e registrá-las, ou se ela, Marina, ainda terá que aguardar tempo bom. (Bahia Notícias)

Comente agora
15
Ago
"Quando um não quer, dois não brigam", diz Geddel sobre possível saída de Arthur Maia do PMDB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:28h

Em conversa com o Metro1, nesta quarta-feira (14), o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, disse que não tem nenhuma razão para brigar com o deputado federal Arthur Maia (PMDB) e aproveitou para alfinetar o correligionário. "Eu sempre tive a melhor das relações com o deputado, sempre estive ao seu lado, mas ele já teve diversos partidos, eu só tive um, desde o início", comentou. Sobre uma possível saída de Maia do PMDB, Geddel disse não entender os motivos, mas garantiu que o lugar do parlamentar na sigla continua assegurado. "Quando um não quer, dois não brigam. O lugar dele está garantido no partido, não sei o que pode ter motivado essa decisão", afirmou.

Comente agora
15
Ago
São Francisco do Conde: ex-presidente da Câmara punido por contratação irregular
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:01h

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente a denúncia formulada contra o ex-presidente da Câmara de São Francisco do Conde, Carlos Alberto Bispo Cruz,mais conhecido por Nem do Caípe, por irregularidade decorrente da contratação direta de empresa para prestação de serviços de informática, no exercício de 2011, sendo imputada multa de R$ 1,5 mil ao gestor. O processo denuncia a contratação direta da empresa de Informática, mediante dispensa de licitação, pelo valor de R$ 77 mil, violando a legislação de regência, porquanto a contratação “ultrapassa em mais de cinco o valor permitido para avença através de dispensa do procedimento licitatório”. Segundo a defesa, “A motivação administrativa que ensejou a contratação direta da empresa foi originária de sucessivos problemas de ordem administrativa e judicial, decorrentes do questionamento da legitimidade da eleição e posse da Mesa Diretora, que iniciou a gestão da Câmara Municipal em janeiro de 2011, fato este que trouxe um enorme prejuízo às atividades do ente legislativo, principalmente no que concerne a ausência de registros contábeis, de pessoal, financeiros e orçamentários no período em que se instituiu a querela de representação da Câmara Municipal perante o Judiciário.”

Comente agora
15
Ago
César Borges cobra agilidade do DNIT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:09h
No dia seguinte à posse de Amauri Sousa Lima como superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes  da Bahia (DNIT/BA), o ministro dos Transportes, César Borges, realizou a primeira reunião de trabalho, em Brasília, com o novo gestor para determinar empenho e agilidade no estado. “Assim como fez a presidenta Dilma no ato da minha posse, pedindo que desse celeridade às obras de competência da pasta que estava assumindo, faço o mesmo agora, com o Amauri, em relação à Bahia”, disse César Borges. Ele afirmou que a nomeação do engenheiro civil para o DNIT/BA está condicionada a contatos e relatórios frequentes da superintendência com a sede do DNIT, em Brasília, e com o próprio ministro, “uma forma de, apesar de passar a semana em Brasília, mantê-lo atualizado diariamente sobre tudo o que ocorre em território baiano”, reiterou Borges.
O novo superintendente ratificou o posicionamento do ministro. “A orientação é para que façamos o melhor pela Bahia, exatamente porque ele é baiano e tem uma expectativa imensa para que as coisas aconteçam com velocidade. Nós temos recursos para fazer um grande trabalho no estado”, garantiu Amauri. Ele assume o posto com o compromisso de dar agilidade aos processos em andamento, muitos deles atrasados devido à greve de funcionários do DNIT. “A expectativa é muito boa. Infelizmente, a gente passa, no momento, por uma greve de servidores. Isso dificulta um pouco a ação imediata, mas nós vamos conseguir dar celeridade às ações para termos sucesso nos resultados o mais rápido possível”, prevê o superintendente.
Comente agora
14
Ago
Câmara aprova projeto que dá 75% dos royalties para educação e 25% para saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:26h

Após um acordo entre o Palácio do Planalto e líderes partidários, a Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (14) a votação do projeto que destina 75% do total dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Os deputados derrubaram a proposta original do governo e decidiram destinar 50% do Fundo Social — espécie de poupança formada com recursos que a União recebe na produção do pré-sal — para educação e saúde. O texto, que já havia sido aprovado pelo Senado, segue agora para a sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.

Os royalties que serão destinados para educação e saúde se referem apenas aos novos contratos da União com comercialidade declarada a partir de 3 de dezembro de 2012. Royalties de campos em atividade há mais tempo, como nos estados produtores do Rio de Janeiro e Espírito Santo, continuarão a ser aplicados pelos governos estaduais.

Comente agora
14
Ago
Jair Bolsonaro será investigado sob acusação de racismo contra Preta Gil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:02h

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso autorizou abertura de inquérito para investigar se o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) cometeu crime de racismo contra a cantora Preta Gil. O fato ocorreu em 2011, durante entrevista ao programa CQC, da TV Bandeirantes. A cantora perguntou a Bolsonaro como ele reagiria se seu filho dissesse que está namorando uma negra, e ele respondeu que não discutiria promiscuidade com ela. “Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem-educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu”, completou. Posteriormente, ele se defendeu dizendo que não havia entendido a pergunta direito. O pedido de abertura de inquérito foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em julho, e Barroso autorizou o prosseguimento das apurações no início de agosto. Ele entendeu que há “elementos indiciários mínimos da ocorrência do fato e de eventual autoria por pessoa com foro por prerrogativa de função”. O processo foi encaminhado à Polícia Federal, que vai pedir cópia do material gravado com Bolsonaro, sem edição, à Bandeirantes. Em seguida, a PGR vai analisar se os indícios sustentam oferecimento de denúncia. Se a Corte concordar com os argumentos do Ministério Público, Bolsonaro se torna réu em ação penal.

Comente agora
14
Ago
SAJ: Para vereador Sargento Vinícius, PT se precipitou em afastar-se da base do prefeito
Postado por: Samile Damasceno / 15:34h

O vereador Sargento Vinícius (PSD), de Santo Antônio de Jesus, em entrevista à Rádio Recôncavo FM afirmou que o afastamento do PT da base do prefeito Humberto Leite (PDT) irá fazer muita falta, “porém, como afirmou os vereadores petistas Uberdan Cardoso e Cristiano Sena, eles não estão tão distantes da nossa bancada, mesmo caminhando de forma independente. Eles vão lutar para o crescimento da nossa cidade, então, aquilo que for benéfico para o município, tenho certeza que eles estarão apoiando na câmara”, relatou.

Questionado se essa saída poderá prejudicar até uma possível eleição com um vereador a presidente da câmara, Vinícius comentou que na política “tudo é possível” e cogita a ideia de outro grupo ou outro partido que está hoje oposta à situação possa estar caminhando em breve com a base do prefeito Humberto Leite (PDT).

O vereador e líder da bancada do prefeito na câmara, Chico de Dega (PDT), afirmou em entrevista que o PT se precipitou em tomar esta decisão. A respeito disso, o sargento explica que em virtude do que a prefeitura vem passando com a exigência do Ministério Público em diminuir o quadro de efetivos contratados, “a precipitação se deu apenas nesse sentido, pois, se criar novas secretarias, vai exigir também a criação de novos cargos, o que elevaria ainda mais o limite de contratações. Faltou um pouco mais de diálogo e se discutir o que está errado”, pontua. 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
14
Ago
Secretário da Fazenda é demitido e Manoel Vitório assume pasta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:34h

O secretário da Fazenda do Estado, Luiz Petitinga, foi demitido do cargo, ontem, devido ao desempenho no equilíbrio entre a arrecadação e os gastos. No seu lugar, assume o então secretário de Administração do Estado (Saeb), Manoel Vitório. O governador confirmou a mudança, ontem, em entrevista a uma rádio local, mas sua assessoria não informou quando acontecerá a cerimônia de transição. “Estamos em um ano bastante apertado e precisamos dar uma oxigenada”, justificou Wagner à Rádio 100. O governador argumentou que a escolha de Vitório para o cargo se deveu ao fato dele estar “totalmente inteirado dos problemas do governo estadual”, e ter perfil para “fazer este enfrentamento do aperto fiscal que estão vivendo o Brasil e todos os estados”, disse. “É bom botar quem demandava para tomar conta do caixa. Ele tem bem a noção do que precisa e agora vai ter a noção do que é que tem”, completou. Vitório comandava a Saeb desde 2007, primeiro ano do governo Wagner. O chefe de gabinete da Administração, Edelvino Góes Filho, assume interinamente a pasta. Na frente da Sefaz, Vitório terá a missão de conter os gastos. No início deste mês, o governador publicou um decreto que limita os gastos com manutenção, desenvolvimento de projetos e atividades de todas as secretarias e órgãos, com o fim de economizar R$ 250 milhões. O contingenciamento só não atingiu as secretarias da Saúde e da Educação. Por outro lado, a arrecadação de ICMS, segundo dados do Instituto dos Auditores Fiscais da Bahia, cresce acima da média nacional. (Foto e Fonte:Correio)

Comente agora
14
Ago
Cristiano não foi a favor do afastamento do PT de SAJ da base de apoio do prefeito Humberto
Postado por: Samile Damasceno / 09:22h

Após o afastamento do Partido dos Trabalhadores (PT) da base do prefeito Humberto Leite (PDT), em Santo Antônio de Jesus, criou-se uma grande expectativa em ouvir as versões dos vereadores do partido em questão, Uberdan Cardoso e Cristiano Sena. Diante disso, após a sessão na Câmara, o vereador petista Cristiano Sena cedeu uma entrevista à Marcus Augusto revelou que não foi a favor desse afastamento. Cristiano afirma que foi convidado para uma reunião do diretório do partido e diz que a decisão não foi de forma unânime, vindo à maioria a deliberar em romper o acordo com a base do prefeito. Cristiano ainda informa que houve duas situações a serem discutidas durante a reunião: romper com a base do prefeito, pois havia pontos que realmente estavam trazendo insatisfações ao partido, como a questão da criação da secretaria de cultura e juventude e alguns comentários de pessoas que ocupam cargos de confiança fazendo críticas ao partido; ou levar esses descontentamentos para Humberto Leite e dar uma intimação para que o prefeito tomasse providência desses fatos. “Mas a maioria resolveu em não enviar essa intimação e romper logo com o gestor. Eu fui contra essa decisão e opinei em levar os problemas que estavam trazendo insatisfação para o partido ao prefeito para que ele tomasse as providências”, argumentou.

A respeito de sua postura na Casa Legislativa, Sena afirma que não mudará em nada, “tenho compromisso com meus eleitores e com a população de Santo Antônio de Jesus e o projeto que o prefeito enviar para a Câmara, se for interessante para a cidade, eu vou assinar. Não posso firmar se vier contra a população”. Ao finalizar, Cristiano diz respeitar a decisão tomada na reunião e irá continuar no partido.  

Reportagem / Redação: Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
14
Ago
Lula convida Eduardo Campos para apoiar candidatura de Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:08h

O ex-presidente Lula fez um convite público, nesta terça-feira, para uma conversa com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para tratar a sucessão presidencial em 2014. Lula afirmou que Campos terá seu respeito se for candidato à presidência em 2014, mas que gostaria de conversar com o pernambucano antes sobre o assunto para tê-lo no projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. O ex-presidente fez a declaração na saída de uma visita de cortesia ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pouco antes de participar de evento de lançamento da candidatura do presidente do PT, Rui Falcão, à presidência do partido. O ex-presidente negou que Campos esteja sendo ingrato em sua movimentação para deixar a base aliada e fazer voo solo.

— Não (é ingrato), porque o Eduardo Campos não me deve nenhum favor. Sou companheiro do Eduardo Campos, tenho certeza que ele é meu companheiro. Ele tem maioridade, tem um partido político, portanto não se trata de alguém trair alguém. Se o Eduardo Campos quiser ser candidato, ele vai ter meu respeito, mas eu gostaria de conversar com ele, tenho certeza que ele vai conversar comigo. E eu acho que temos que estar juntos porque o Brasil precisa que nós estejamos juntos — disse. Lula afirmou não haver preocupação com as recentes pesquisas de opinião, que mostraram uma queda, com leve recuperação, na popularidade da presidente Dilma Rousseff, desde que tiveram início as manifestações populares. O ex-presidente reafirmou que Dilma é a candidata do PT à reeleição e negou, mais uma vez, que pretenda disputar o posto no ano que vem.

Comente agora
14
Ago
Supremo começa a julgar recursos dos 25 condenados no mensalão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:06h

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta quarta-feira (14) o julgamento dos recursos dos 25 condenados no segundo semestre do ano passado pelo escândalo do mensalão, que a corte concluiu ter se operado como compra de votos de parlamentares no Congresso durante os primeiros anos do governo Lula. Chamados de embargos de declaração, esses recursos servem para contestar "omissões, contradições ou obscuridades" no acórdão, que é o documento que resume as decisões tomadas no julgamento e foi publicado em abril. Na teoria, esses embargos não mudam o mérito da condenação, mas servem apenas para esclarecer pontos obscuros da decisão. Na ação do mensalão, os embargos apresentados pedem, entre outras coisas, penas menores novo julgamento na primeira instância da Justiça e mudar o relator, tentando evitar que a condução do processo permaneça nas mãos do ministro Joaquim Barbosa.

Comente agora
13
Ago
PT de SAJ sobre afastamento ao grupo do prefeito; Uberdan declara: "Não podemos dizer que rompemos, pois não participávamos"
Postado por: Elaine Brito / 16:13h

O vereador Uberdan Cardoso (PT) concedeu entrevista ao Voz da Bahia, onde comentou sobre o afastamento do Partido dos Trabalhadores da base aliada do prefeito Humberto Leite (PDT), além de falar sobre algumas criticas realizadas através das redes sociais e que foram ofensivas a legenda.

Marcus Augusto – O senhor poderia apontar alguns pontos que fez com que o PT se afastasse da aliança com o prefeito Humberto Leite?

Uberdan Cardoso – Na política acordos existem para serem cumpridos e o prefeito por razões operacionais, políticas ele não pode cumprir o acordo. Como partido político independente que somos, tomamos uma linha de autonomia com relação a nossa postura no legislativo de independência para com a base do prefeito. O que foi acordado no dia 30 de dezembro de 2012, era que o PT apoiaria a chapa encabeçada por Dr. Francisco aqui na Câmara e teríamos um apoio. Ele deveria criar para a cidade um Plano Municipal de Saneamento, o Plano Plurianual Participativo, a lei de diretrizes orçamentária participativas, além disso, foi proposto e assinado pelo prefeito que fosse criada (sugestão de Humberto leite) uma secretaria com afinidades relacionadas às propostas do PT em relação à sociedade. Ele (Humberto) afirmou que seria a secretaria de Cultura e Juventude. Nós aceitamos e passados quase oito meses nada foi criado. Tentaram até fazer o PPA participativo, mas por falta de pratica democrática, eles erraram no modo de operar. Como se faz uma reunião em uma comunidade de oito mil pessoas, apenas com três pessoas? Essa não é a prática! Nós não estamos nos colocando contra Humberto Leite, estamos tendo maturidade para caminhar de forma independente. E aquilo que for bom para o município iremos apoiar e o que não for, segundo nossa leitura, coerente estaremos contra. Não podemos dizer que rompeu, pois, não participávamos. Não éramos ouvidos, não tomávamos decisões, não tínhamos nenhum diretor, nem cargos de 2º, 3º e quarto escalão.

Marcus Augusto – Teve alguma secretaria que foi por indicação sua nessa gestão de Humberto Leite?

Uberdan Cardoso  Fomos procurados algumas vezes para sugerir nomes em relação ao que se mais precisava, por exemplo, temos indicações de assistentes sociais, educador físico, coordenação de escolas. Eu fiz essas indicações que são de pessoas da carreira e são competentes.

Marcus Augusto – A secretária de Ação Social Kátia Araújo, foi o senhor quem indicou?

Uberdan Cardoso – Claro que não! Independente de a secretária ser minha amiga, não fui eu quem indicou. Quando fiquei sabendo ela já tinha assumido e eu apenas a parabenizei. Não passou pelo meu crivo e ela caminhou com o prefeito durante as eleições. Ela tem mostrado capacidade de gestão. O prefeito tá alegando que não teria como fazer reforma administrativa, pois, não tem como criar mais cargos para gastar. Mas em nenhum momento nós propusemos isso. Uma reforma pode ser feita para cortar gastos. Existem secretarias que não tem planejamento estratégico para a cidade  e o município precisa ser pensado para o futuro  e é dessa forma que estamos nos colocando. Queremos ajudar o prefeito e acho que ele tem muito boa vontade.

Marcus Augusto – Quando o prefeito se "dá nota 4" e divulga isso na imprensa, o que senhor percebe?

Um comentário
13
Ago
Sobre afastamento do PT da base do prefeito de SAJ; Chico alfineta: “não podemos sair de um partido com desejo de ocupar cargos”
Postado por: Elaine Brito / 15:38h

O vereador Francisco Damasceno, conhecido popularmente por Chico de Dega, líder do prefeito Humberto Leite (PDT) na Câmara de Vereadores, foi entrevistado pelo repórter Joselito Fróes da Rádio Recôncavo FM nesta terça-feira (13), e falou a respeito do afastamento do PT da base aliada do prefeito. Chico de Dega explanou que a gestão de Humberto está aliada ao povo e por isso governa bem. O PT preferiu ficar isolado, mas política funciona dessa maneira, “não podemos forçar a vontade de ninguém”, disse. O edil, afirma não acreditar que a Câmara municipal fique contra o prefeito, afinal segundo ele, Humberto não mandará projetos “indecentes”, apenas projetos que sejam em benefício da população. “Nós precisamos deles e tenho certeza que não farão oposição radical”, completou.

Questionado sobre a perda da aliança, Chico responde que o vereador Uberdan Cardoso (PT) já tem dois mandatos e sabe o que é política, “não podemos sair de um partido apenas por interesses particulares ou com desejo de ocupar alguns cargos”, alfinetou. O grupo Beija-Flor do prefeito Humberto Leite, fez política sem ocupar nenhum cargo no governo de Jaques Wagner e nem por isso rompeu com a base do governo, “se o PT municipal não quiser continuar nos apoiando teremos o apoio da população”, expôs.  A respeito das solicitações do PT, Chico declara: “poderiam dar um tempo maior de espera, o prefeito foi prudente ao dizer que não poderia fazer uma reforma administrativa no momento, pois se corria o risco de inchar a máquina administrativa inviabilizando os recursos advindos dos governos estadual e federal. O prefeito foi responsável, já que é o gestor do município e não de um partido apenas, ou de uma facção política”. 

Redação Voz da Bahia - Elaine Brito

Um comentário
13
Ago
SAJ: Câmara Municipal cobra da prefeitura retorno do convênio com a Clínica AME
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:18h

Foto: Voz da Bahia

“Vamos cobrar do Executivo o retorno do convênio com a Clínica AME para prestar serviços médicos à população. A Câmara vai acompanhar atentamente esta situação, pois a população de baixa renda reclama dos problemas em torno da clínica há muito tempo”, garantiu o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Có, durante sessão de segunda-feira, 12, que discutiu o retorno do convênio entre a prefeitura e a Clínica AME. Durante a sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, 12, vereadores cobraram da prefeitura que retome o convênio com a Clínica AME, que atendia a população pelo SUS. Segundo o vereador Francisco Freire, que é médico, a AME é uma instituição que presta serviços médicos e de assistência á população carente. “Principalmente as comunidades dos bairros da periferia, como o Irmã Dulce. Precisamos que a AME volte a funcionar e a oferecer o serviço de clínica médica e pediátrica”, afirmou.

 Para o vereador Albino Martins, a AME atende pelo SUS beneficiando quem não tem condições de arcar com consultas particulares. “O dinheiro desse convênio vem do SUS e não da prefeitura. Depois do cancelamento do convênio por parta da prefeitura, a AME só atende através de planos de saúde ou consultas particulares. Estaremos na luta para que o prefeito firme de novo convênio com a AME”, garantiu.

Um comentário
13
Ago
Presidente dobra número de viagens após onda de protestos
Postado por: Elaine Brito / 11:30h

A onda de protestos pelo país mudou a rotina de viagens da presidente Dilma Rousseff, que dobrou a presença em eventos fora de Brasília após os atos de junho. Dilma, que hoje deverá inaugurar empresa de medicamentos em Itapira (SP), passou, em média, um dia viajando para cada 3,6 dias de governo desde julho. Popularidade de Dilma subiu para 35% Dilma recupera preferência, mas só Lula venceria no 1º turno Antes disso, a marca era de um dia em viagem para cada 7,3 dias de mandato, número quase idêntico ao das gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (7,4). Os protestos derrubaram a popularidade da presidente ao pior índice da gestão --ao final daquele mês, só 30% avaliavam o governo como ótimo ou bom. Pesquisa Datafolha, divulgada sábado, mostrou recuperação, de 30% para 36%. A estratégia inclui ainda mudança no contato com o público. A presidente retomou prática da campanha ao conceder entrevistas a rádios locais em meio às viagens, em que faz brincadeiras e cita questões pessoais. "Ela está viajando, e a gente quer muito que ela faça isso.

Comente agora
13
Ago
Gurgel quer que STF investigue Gabriel Chalita
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:13h

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao Supremo um pedido de abertura de inquérito para investigar o deputado federal Gabriel Chalita, do PMDB de São Paulo. O parlamentar é suspeito de ter recebido propina, quando era Secretário de Educação do estado de São Paulo, no governo Geraldo Alckmim, entre 2002 e 2006. O dinheiro, de acordo com denúncia feita ao Ministério Público por um ex-auxiliar de Chalita, viria de contratos públicos superfaturados. O advogado de Chalita, Arnaldo Malheiros, disse que as denúncias não têm credibilidade e que apresentou documentos que afastam as suspeitas. (OGlobo)

Comente agora
13
Ago
“Desça do helicóptero, Wagner”, dispara Heraldo Rocha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:05h

“Desça do helicóptero, Wagner, e tome pé da calamitosa situação em que se encontra a segurança pública em nossa outrora tranquila Bahia”, disparou o ex-deputado estadual e presidente municipal do DEM de Salvador, Heraldo Rocha. Em repúdio ao homicídio da servidora da Ufba, Selma Barbosa Alves, 53, o deputado o democrata criticou “banalização da criminalidade” na capital baiana.  “A morte brutal da servidora pública é mais um caso que consterna toda a sociedade baiana. Mesmo sem oferecer resistência aos assaltantes que roubaram seu carro, ela foi friamente assassinada. Com a impunidade vigente, os criminosos não têm mais limites na Bahia”, afirma Rocha. O dirigente democrata defende a tolerância zero com os bandidos, que estão transformando a Bahia num inferno. “É caixa eletrônico bombardeado, banco arrombado na marreta, invasão indiscriminada de residências, milhares de assassinatos mensais e o governo está comemorando estatística”, finalizou. (As informações são do site Bahia Repórter)

Comente agora
13
Ago
Marcos Medrado troca PDT por Solidariedade e Congresso por AL-BA: 'Envelheci'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:44h

O deputado federal Marcos Medrado deixará o PDT para ingressar na nova legenda Solidariedade – capitaneada pelo seu colega de partido e de Câmara Paulinho da Força (SP) –, pela qual pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, em 2014. De acordo com o parlamentar, os advogados da agremiação asseguraram que o registro do partido – cujo pedido foi protolocado em 24 de junho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um número superior às 500 mil assinaturas exigidas – sairá até o próximo dia 25 de agosto. Segundo Medrado, apesar do divórcio no casamento pedetista, não há ressentimento com a sua quase ex-legenda. "Nunca guardei mágoa de ninguém. Tive algumas arestas com o presidente daqui [Alexandre Brust], mas tenho que agradecer pelo período que passei [no PDT]", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias. O deputado também explicou o porquê de trocar Brasília pela capital baiana. "Federal não. Envelheci. Não dá mais. E tem Jorge Solla [candidato à Câmara pelo PT e atual secretário de Saúde do governo Wagner]. Vou fazer uma dobradinha com Solla e ajudo ele. É melhor", argumentou, ao avisar que comandará a sigla no estado. A Solidariedade será a sétima agremiação de Marcos Medrado. Ele já foi filiado ao MDB (1974-1979); PMDB (1980-1989); PRN (1990-1991); PDC (1991-1993); PP (1993-2005) e PDT, onde estava desde 2005. (Bahia Notícias)

Comente agora
13
Ago
Justiça bloqueia meio milhão de reais de ex-prefeito baiano para recuperar verbas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:17h

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal determinou em caráter liminar o bloqueio, até o limite de R$ 552,2 mil, em bens do ex-prefeito de Presidente Jânio Quadros/BA, José Conegundes Vieira.  O valor corresponde aos danos provocados aos cofres públicos pela aplicação irregular, no exercício de 2008, de verbas oriundas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). decisão resulta de ação civil pública proposta pelo MPF em julho deste ano. De acordo com o inquérito civil instaurado pelo órgão em 2010, foram constatadas diversas irregularidades na aplicação das verbas oriundas do Fundeb, como o pagamento de empresas "inexistentes" e pagamentos sem a devida comprovação documental, além do não cumprimento de aplicação do percentual mínimo de 60% dos recursos na remuneração dos profissionais do magistério.

A partir do inquérito, em 2011 a Controladoria Geral da União realizou uma auditoria no município, que verificou fortes indícios de atos que causam prejuízo ao erário e atentam contra os princípios da administração pública, como o desvio de mais de 140 mil reais para o pagamento de empresas "fantasmas", a utilização de 66,1 mil para pagamentos efetuados sem comprovação da aquisição de bens e os gastos em torno de 346 mil com processos licitatórios alegadamente simulados. (Tribuna)

Comente agora
12
Ago
Prefeito de Stº. Antº. de Jesus dá “nota 4” a própria gestão. Leia a entrevista completa
Postado por: Samile Damasceno / 15:38h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto soares Leite (PDT), esteve presente na inauguração dos dez leitos de UTI do Hospital Luiz Argolo, que completou 95 anos. Durante o evento, o prefeito cedeu uma entrevista aos repórteres Marcus Augusto e Reginaldo Silva. O gestor comentou dentre outros assuntos, da Reforma Administrativa; afastamento do PT a sua base de apoio; demissões realizadas; e avalia a sua administração com uma nota. Leia abaixo a entrevista completa:

Marcus Augusto: O senhor citou as parcerias da prefeitura para com o Hospital Luiz Argolo, quais são?

Humberto Leite: A parceria com a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e a Santa Casa de Misericórdia já existe há muitos anos e não agora na minha administração. É uma prestadora de serviços do SUS na qual, mensalmente, nós remuneramos esses serviços em torno de R$ 350 mil reais e a gente vem até favorecendo um pouco mais o Hospital, para que possam trabalhar com dignidade e possa satisfazer a opinião pública. Hoje a Santa Casa está entregando à comunidade de Santo Antônio de Jesus mais dez leitos de UTI, benefício que há anos atrás não tinha nenhum. Dessa forma, estamos somando 30 leitos, com 20 no Hospital Regional e mais 10 no Luiz Argolo, comprovando que a cada momento o serviço de saúde está melhorando. É claro que o povo vai continuar reclamando, mas isso faz parte porque sempre queremos mais. Aqui na Santa Casa, nós temos uma parceria muito boa com a diretoria e seus funcionários, então vamos sempre trabalhar pelo engrandecimento da saúde da população.

Marcus Augusto: Tendo em vista que a Reforma Administrativa está criando uma expectativa muito grande, principalmente aos seus colaboradores, quando de verdade a mesma será enviada a Câmara de Vereadores?

Humberto Leite: Sabemos que nós vivemos nos índices. Não podemos ter índice de pessoal até 54%, pois este é um limite extremo. O prudencial é 51%. Quando estamos além desses números, não podemos fazer a reforma administrativa, bem como não se pode conceder nenhuma melhoria salarial para ninguém. Dessa forma, estou buscando primeiramente reduzir esses índices que já está chegando aos 56%. Esse percentual subiu porque no início da administração começamos a contratar funcionários para os setores que estavam em falta e agora à situação acalmou. Recentemente tivemos que colocar mais de 70 pessoas pra fora exatamente para começar a legalizar o índice. Também já começamos a reduzir os funcionários da prefeitura e acredito que dentro de dois meses já posso me enquadrar nesse índice. Pelo contrário, vou ter as contas rejeitadas e vai haver muita festa dos adversários de Santo Antônio de Jesus. Para que isso não aconteça, estamos fazendo “como manda o figurino”. Frequentemente estou indo à Salvador com os membros do Tribunal de Contas para receber orientações. Nada disso significa que a Reforma Administrativa não está concluída, ela já está pronta, apenas estamos aguardando a oportunidade de fazer o lançamento.

Marcus Augusto: A respeito da requalificação asfáltica da Rua da Linha?

Humberto Leite: Já estamos fazendo o serviço, mas quando chove nós não conseguimos nem ir à roça devido a lama. Assim que a chuva parar, vamos começar a reconstruir Santo Antônio de Jesus. Na oportunidade, vamos trocar aquele beiral da Rua da Linha por paralelo e depois vamos cobrir tudo com um asfalto novo, com uma camada de pelo menos 3 centímetros. Quando parar de chover, com quinze dias está tudo pronto.

Marcus Augusto: “Humberto Leite por Humberto Leite”. Qual a nota que o senhor dá ao seu governo nesses últimos 8 meses de administração?

Humberto Leite: De 0 a 10 eu dou nota 4. Eu quero chegar a 10 no final da minha administração quando o povo me agradecer. Eu dou 4 porque ainda não estou satisfeito. A primeira coisa é que o tempo melhore para que possamos trabalhar com mais tranquilidade. 

Reginaldo Silva – O PT anunciou que vai para oposição ao prefeito, apregoa que permanecerão com os dois vereadores Uberdan e Cristiano de maneira independente. A diminuição de sua bancada na Câmara causa algum temor?

Humberto Leite – Não. Mas gostaria de aguardar o que eles vão dizer, mas estou muito tranquilo – te falo com toda sinceridade – Isso é um jogo de xadrez, sempre disse a todos que me acompanham que política é um jogo de xadrez. Sempre joguei esse jogo sozinho e consegui retornar a prefeitura e continuo jogando. Nada me assusta, apenas entrarei em um momento de reflexão para saber que decisão tomar. 

Redação e Foto: Voz da Bahia - Samile Damasceno

6 comentários
12
Ago
Presidente do PT de SAJ explica entre as causas do partido se afastar da base de apoio do prefeito Humberto está o “destratamento”
Postado por: Samile Damasceno / 15:38h

A reportagem do Voz da Bahia no último sábado (10), divulgou em primeira mão, o afastamento do PT de Santo Antônio de Jesus como base de apoio do prefeito Humberto. Nesta segunda-feira, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Manoel de Jesus Mota, conhecido Manoel Missionário, cedeu uma entrevista à Rádio RBR e se fez confirmar o rompimento do Partido com a base do prefeito Humberto Leite (PDT). Inicialmente, Missionário explica que em uma reunião realizada no dia 30 de dezembro do ano passado, quando o prefeito Humberto Leite o telefonou como presidente do PT para que o partido estivesse apoiando o gestor, amparando também o vereador Dr. Francisco Freira para presidente da Câmara de Vereadores, "decidimos pela maioria do diretório em acordar com a chapa do vereador e, por conseguinte, à sua administração. Em contrapartida, definimos que o executivo municipal faria a revisão do plano diretor urbano", esclarece o presidente do Partido em questão. Além da revisão desse plano, o PT também definiu que Humberto Leite construiria o plano municipal de saneamento, promoveria audiências públicas para debater com a comunidade o PPA, a LDO e LOA, priorizando também espaço no governo municipal, inclusive com uma Secretaria que tivesse identificação com o partido.

Após oito meses de gestão de Humberto Leite, Missionário afirma que o partido se empenha em acertar os destinos do município, mesmo sabendo das dificuldades políticas e operacionais que se acumulam e impedem a consolidação do que foi acordado, exceto o PPA, "cumprido na forma, mas não no conteúdo, pois sabemos que não houve movimentação nos bairros para se discutir o plano plurianual, e em contraponto, os aliados do prefeito tem tido um 'destratamento' muito grande com o Partido dos Trabalhadores, chamando o PT de um grupo de corruptos e outros termos que eu evito estar falando", relata. Diante dos motivos supracitados, por Manoel, o Partido em reunião, consolidou a ideia da independência, "os dois vereadores, Uberdan Cardoso e Cristiano Sena, terão seus mandados autônomos, ou seja, livres da base do prefeito, analisando o que for bom para Santo Antônio de Jesus", explica. O presidente do PT informa ainda que não está saindo da base do prefeito para compor com os outros sete vereadores da base do ex-prefeito Euvaldo Rosa (PSB). A respeito dos cargos que os dois vereadores petistas têm dentro do governo Humberto Leite hoje, o presidente explica que o partido dos trabalhadores não indicou nenhum cargo no governo atual, caso foi dado pelo prefeito à oportunidade de Uberdan ou Cristiano indicarem alguns, vai depender do entendimento de Humberto Leite e dos outros edis que apoiam sue grupo.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
12
Ago
Cabral devolverá valor de diárias de viagens aos cofres públicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:15h

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ressarcirá aos cofres públicos R$ 1.525,40, relativos a duas diárias de viagens internacionais feitas em maio de 2008. A informação foi divulgada por meio de nota da assessoria do Palácio Guanabara. Reportagem deste domingo (11) da Folha de S. Paulo revelou que o estado do Rio bancou quatro dias livres do governador em Bruxelas e Londres. Despachos diplomáticos de embaixadas e documentos da própria administração estadual mostram que Cabral viajou e ficou por dois dias na capital belga antes de uma missão oficial em Paris, mas a estada nunca foi divulgada. Apesar de ter cumprido agenda na capital da França a partir do dia 18, o peemedebista teria chegado à Europa no dia 16 e seguido para Bruxelas acompanhado da primeira-dama, Adriana Ancelmo. A assessoria de Cabral afirmou que, “em relação à missão oficial de maio de 2008, houve um erro na instrução do processo, que levou em conta a data de partida (15/5/2008), sem considerar que, nos dois primeiros dias, o governador tinha compromissos reservados”. Com informações do Globo.

Comente agora
12
Ago
Na Bahia mais de 13 mil eleitores foram recadastrados em menos de um mês
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:26h

Sete Zonas Eleitorais (ZE) da Bahia que começaram o recadastramento biométrico atenderam, em menos de um mês, um total de 13.320 eleitores. O balanço foi divulgado, na sexta-feira (9/8), pela Seção de Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (SECADE/TRE-BA), que aponta a 73ª ZE de Ubaitaba na liderança, com 5.797 atendimentos. O cartório atende também aos eleitores de Gongogi e Aurelino Leal. Em Muritiba, sede da 131ª ZE, 4.571 eleitores já buscaram o serviço, sendo 3.240 com seções eleitorais no próprio município, e os demais das cidades de Governador Mangabeira (1.021) e Cabaceiras do Paraguaçu (310). Para as três cidades a previsão é que o serviço encerre em 19 de dezembro. O eleitor deve ficar atento às datas e procurar o posto de atendimento para executar o procedimento, que dura em média 15 minutos. Outros cartórios que também já estão na fase do recadastramento são os de Coribe (61ª ZE), com 1.697 atendimentos, e São Desidério (100ª ZE), local onde 707 eleitores passaram pelo processo. Dentre as sete ZEs que já fazem o recadastramento, três iniciaram as atividades essa semana (7 e 8/8). São elas: 52ª ZE (Paripiranga), 264 atendimentos, 56ª (Santo Antônio de Jesus), 227, e 152ª (Encruzilhada), 57. 

Prazos

O recadastramento biométrico teve início na Bahia em 10 de julho de 2013. Este ano, 15 Zonas Eleitorais fará o procedimento em 37 municípios do interior. Cada cartório está responsável por estabelecer o período (datas e horário) de atendimento ao eleitor. Para saber o  cronograma de atendimento das cidades, clique aqui, ou acesse o site do TRE-BA.

Comente agora
12
Ago
Wagner é vaiado no Castro Alves em show
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:20h

A informação é da coluna Tempo Presente, de A Tarde, assinada nesta segunda-feira pelo jornalista Biaggio Talento: o governador Jaques Wagner foi vaiado durante a apresentação do show da dançarina Débora Colker na manhã de domingo, Dia dos Pais. Ele foi reconhecido por um grupo de estudantes no Teatro Castro Alves e vaiado, segundo a nota, que informa ter a platéia – formada por gente que se dispôs a chegar na fila às 5h para comprar ingressos a R$ 1 – acompanhado a gritaria contra Wagner.

Comente agora
12
Ago
STF decide na quarta se vai rever sentenças do mensalão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:17h

O julgamento do mensalão, o mais longo da história do Supremo Tribunal Federal (STF), chega à fase de análise dos recursos das defesas nesta quarta-feira. A Corte começa a se debruçar sobre os questionamentos de 25 réus condenados, que tentam modificar a decisão do STF sobre um processo que teve 37 acusados julgados. Logo no primeiro dia desta etapa, os ministros terão que decidir sobre uma questão crucial: se a sentença de condenação de 11 réus poderá ser revista. O julgamento dos recursos ocorre oito anos após o estouro do escândalo sobre a compra de votos e apoio político no Congresso Nacional, cujo principal personagem — “o mandante”, nas palavras do ministro Joaquim Barbosa — foi o ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu.

Comente agora
12
Ago
Bem nas pesquisas, Marina corre risco de não ter partido
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:47h

Segunda colocada nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2014, e avançando cada vez mais na preferência do eleitorado, a ex-senadora Marina Silva enfrenta grande dificuldade para criar sua Rede Sustentabilidade. Para ser candidata pelo seu novo partido, nas próximas eleições, será preciso que a legenda seja registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral até 5 de outubro, mas não será fácil. Marina disse neste domingo que os cartórios eleitorais não têm respeitado o prazo de 15 dias para validar as assinaturas de apoio que o partido apresenta. Com isso, apesar de a Rede já ter coletado cerca de 850 mil assinaturas e apresentado cerca de 550 mil aos cartórios eleitorais — mais do que as 491.656 necessárias —, apenas cerca de 200 mil foram certificadas.Será uma corrida contra o tempo para tentar validar mais 300 mil assinaturas até o fim de agosto, prazo considerado seguro para que o processo de criação do partido seja concluído até o início de outubro. Mas a ex-senadora segue otimista, a despeito da preocupação manifestada por alguns organizadores da nova legenda, que já até jogaram a toalha.

Comente agora
11
Ago
Site vende informações de eleitores mortos repassadas pelo TSE
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:02h
Após a anulação do acordo entre o Serasa e o Tribubal Superior Eleitoral (TSE) que estabelecia o repasse de dados de eleitores para a empresa, foi descoberto que o órgão já disponibiliza informações de eleitores falecidos para uma entidade do setor funerário. De acordo com reportagem do Estadão, os dados são vendidos através do site falecidosnobrasil.org.br, administrado pelo Instituto Bem Viver e pela Associação Brasileira de Empresas do Setor de Informações Funerárias. Os pacotes de informações, que incluem título de eleitor, nome do falecido, nome do pai ou da mãe, cidade ou estado, custam entre R$ 27 e R$ 291. A página conta com mais de 13,4 milhões de registros. Ainda segundo a publicação, no site há dois cadastros, um do Cadastro Nacional de Falecidos (CNF) compilado pelo próprio site e outro do Tribunal. Ao clicar no link do cadastro do TSE a página informa que dados como título de eleitor do falecido, zona e seção eleitoral estão disponíveis, mas as informações não são mostradas. No entanto, caso o interessado pague uma taxa de assinatura o link “busca avançada” se torna disponível e informações pessoais de eleitores falecidos podem ser obtidas. A listagem de eleitores mortos só é oferecida pelo próprio site do instituto - não há como ter acesso aos dados pelo site do TSE.
Comente agora
11
Ago
PT de Stº. Antº. de Jesus se afasta da base de apoio ao prefeito Humberto Leite
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:58h

Foto: Voz da Bahia

No mês passado o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT), afirmou de viva voz, que tem um compromisso em criar uma secretaria para o PT (Partido dos Trabalhadores), isso quando a Reforma Administrativa for aprovada. Como ainda sequer a mesma foi encaminhada à Câmara de Vereadores, Humberto em entrevista a Recôncavo FM foi curto e grosso: Não devo nada a ninguém”, disse. Nesse impasse ficou muito desgastante para o PT de Santo Antônio de Jesus essa luta desesperadora por uma secretaria. Outro fator, é que vários membros do partido, alegavam que a legenda não se interessava apenas por uma “secretaria simplesmente”, mas por uma repartição, que tivesse orçamento, dotação e condições de trabalho, dentro do próprio grupo do prefeito.

Com essa insatisfação a postura de “lentidão” do prefeito Humberto, com os integrantes do PT, os mesmos nas redes sociais ponderaram que a legenda deve vim nas próximas horas a romper com a administração municipal, deixando a base de sustentação na Câmara de Vereadores. Os seus membros reclamam que, até agora, o gestor não ouviu os pleitos, principalmente do fato da promessa da secretaria não ter sido concretizada.

NA REDE SOCIAL:

O PM Ricardo Assis, conhecido Rick, no Facebook, afirmou que a decisão da militância ocorreu na tarde deste sábado (10), o mesmo descreveu os seguintes trechos: “o PT, decidiu por romper com o grupo do Prefeito Humberto Leite, tornando-se agora uma bancada independente!”.

Ricardo se posicionou ainda criticando Flomário Júnior, cargo de confiança da administração municipal: “Pronto FLOMÁRIO, o que você sempre desejou acabou de acontecer”. Disse mais: “Na verdade, como você já desejava tanto por isso, e ocupando cargo de confiança do prefeito, atacava incansavelmente os neo-aliados em nome da Administração, sendo que Humberto Leite nunca lhe desautorizou, fica subentendido que você tinha o aval do mesmo. Portanto, sinta-se contemplado em seu pleito!”.

Flomário havia antes atacado a legenda com fortes declarações também no Face, o que vinha incomodando ainda mais os componentes da "estrela solitária", entre as afirmações estava: “Então não é pq existe um dito apoio "sem segundas intenções" do PT de SAJ para com a gestão de HL é q eu tenho de me calar!!” /  ”o PT é assim... mordendo e assoprando!!! O pior é q vemos gente estudada caindo na lábia desses ladrões q não estudaram na escola em q passamos, mas são mestres na escola do crime organizado... faz inveja ao PCC... não é atoa q estão querendo tirar o PCC e colocar UPA em todos os morros do Rio... 

Por todas essas situações citadas, os dirigentes do PT, devem deixar a base de sustentação do prefeito Humberto Leite (PDT) nas próximas horas...

ENTENDA:

No mês de janeiro para a eleição da Mesa diretora da Câmara, o PT de Santo Antônio de Jesus fez um acordo com o grupo do prefeito Humberto Leite (PDT) em apoiar o vereador Dr. Francisco Freire (PRP) a presidência  da Casa, em troca de duas secretarias municipais. Parte do acordo foi cumprida pelo Partido dos Trabalhadores, com os votos dos vereadores Uberdan Cardoso e Cristiano Sena.

Diante destes fatos, me recordo de um provérbio chinês: "Não basta dirigir-se ao rio com a intenção de pescar peixes; é preciso levar também a rede”.

Voz da Bahia: Marcus Augusto

2 comentários
11
Ago
Aécio programa viagem para Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 11:26h

O estilo político com predomínio do discurso de oposição ao governo federal e o desafio de se apresentar como “o novo” para eleição à Presidência da República em 2014 devem estar no centro da pré-candidatura do senador Aécio Neves (PSDB), que programa uma visita à capital baiana, no final de setembro. Com o objetivo de se tornar mais conhecido da população brasileira, ele vem a Salvador e passa pelas principais capitais do País, onde pretende explanar sobre temas regionais e mobilizar as lideranças tucanas. A presença em solo baiano acontece após a visita do ex-governador José Serra (PSDB), que, segundo circula no meio político, também tenta se movimentar para o próximo ano. Sua continuidade no ninho tucano ainda é uma incógnita, assim como o seu apoio ao correligionário mineiro.

Porém, ao contrário de Serra, que estaria em campo minado, tendo seu nome envolvido essa semana, em possíveis irregularidades na licitação do metrô de São Paulo, Aécio pode chegar a Salvador com fôlego para conquistar um grande número de apoiadores também fora do partido. O anúncio das viagens foi feito em reunião do senador com as lideranças do PSDB nos estados, na última quinta-feira, em Brasília. Presente no encontro, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) que é 1º secretário nacional da sigla falou sobre a expectativa para a recepção ao pré-candidato. O deputado ficou com a tarefa de organizar os eventos na região Nordeste. Segundo ele, serão encontros temáticos, relacionados a cada região. Aécio deve atacar os lugares onde o PSDB tem maior dificuldade, sendo a Bahia um deles.  

Comente agora
11
Ago
Muritiba: Câmara condecora empresário que se destaca por gerar empregos e ajudar classe carente
Postado por: Fábio Santos / 09:04h

 

Rubens Fonseca  recebendo do vereador a medalha 08 de Agosto

Solidário, gerador de empregos e patrocinador dos principais eventos culturais da cidade. Esses foram alguns requisitos  analisados pela Câmara de Vereadores da cidade de Muritiba,  ao estabelecer que sua maior comenda fosse concedida na data magna do município ao empresário Rubens Fonseca, proprietário dos ramos alimentício e combustível. O empresário foi contemplado com medalha 08 de agosto, honraria que faz referencia a data de emancipação política da cidade, e sempre concedida a pessoas de destaque no município, após aprovação em plenário entre os demais parlamentares.  Feliz pelo reconhecimento Rubens agradeceu a vereador Clementino Fraga (PP), pela indicação.  Em contato com a Voz da Bahia, o empresário afirmou que a conquista é dedicada a toda família, amigos, e clientes e promete continuar contribuindo para o desenvolvimento do município, que tem pouco mais de 28 mil habitantes. As empresas do empreendedor geram em torno de 30 empregos diretos e indiretos em um município marcado pela escassez da geração de renda.  Morador de Conceição da Feira, Rubens será contemplado no próximo ano com o título de cidadão muritibano,  segundo afirmou o vereador Clementino. O empresário é responsável por ações de solidariedades, ajudando construir residências e contribuindo com alimentação de muitos cidadãos incluídos na linha de pobreza.  "Não gosto de falar sobre essas ações, é uma coisa que vem do meu coração. Não tenho e não quero ser político. Minha intenção é unicamente ajudar quem precisa; somente" – desabafou.

   Ao lado da família o empresário aplaude os outros comtemplados 

Reportagem e fotos: Fábio Santos/ Voz da Bahia 

Comente agora
10
Ago
Caetano comemora crescimento na popularidade de Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 16:04h

O pré-candidato petista à sucessão estadual Luiz Caetano comemorou o crescimento da popularidade da presidente Dilma Rousseff. De acordo com o ex-prefeito de Camaçari, “a população entende que é importante dar continuidade ao trabalho da nossa presidente Dilma, que tem sido imbatível no combate a corrupção e tem se mostrado competente no controle da inflação”, afirmou. A recuperação na aprovação do governo Dilma foi indicada por pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na edição deste sábado (10), do jornal Folha de S. Paulo. Conforme a pesquisa, o índice dos que consideram o governo ótimo ou bom subiu de 30% no final de junho, auge dos protestos, para 36%.

Comente agora
10
Ago
PSL quer convencer João Henrique a disputar governo ano que vem
Postado por: Letícia Oliveira / 13:23h
Neste sábado, o ex-prefeito João Henrique começou as primeiras viagens para o interior da Bahia para divulgar seu nome fora dos limites da capital visando as eleições do ano que vem. Até amanhã, ele visitará quatro municípios e, nas contas políticas de seu novo partido, o PSL, o apelo que JH verá no interior poderá fazer o novo filiado mudar seus planos e assumir voos maiores. Os presidentes estadual e o municipal do partido, Antônio Vasconcelos e Carlos Soares, concordam que há o interesse que João Henrique desista de ser candidato a deputado federal e se concentre em uma jornada pelo Palácio de Ondina. Entretanto, dizem que a possibilidade está apenas nas mãos do candidato. O que não quer dizer que não possa haver uma “forcinha” externa. Para os dirigentes, a veia emocional de João Henrique, aliado às pesquisas eleitorais que acontecerão periodicamente, podem animar o ex-prefeito e, assim, mudar seu curso planejado. Desta maneira, evitaria-se também o desgaste das pressões políticas, uma vez que o novo reforo está sendo tratado a pão-de-ló dentro do grupo. Vasconcelos revelou até mesmo que já existe um plano formal para sensibilizar a nova estrela do PSL e influenciar positivamente o processo.
Comente agora
10
Ago
Dilma recupera seis pontos de popularidade, aponta Datafolha
Postado por: Elaine Brito / 07:48h

Após uma queda de 35 pontos percentuais na aprovação do governo, a presidente Dilma Rousseff teve uma ligeira recuperação, segundo pesquisa do Instituto Datafolha concluída nesta sexta-feira e divulgada na edição de sábado do jornal Folha de S. Paulo. O índice dos que consideram o governo ótimo ou bom subiu de 30% no final de junho, no auge dos protestos, para 36%. O ápice da aprovação ocorreu em março, quando 65% consideravam a sua gestão ótima ou boa. Na pesquisa deste mês, o índice dos que julgam o mandato ruim/péssimo variou de 25% para 22% e aqueles que o consideram regular oscilou de 43% para 42%. Ainda segundo o levantamento, a aprovação a Dilma é maior entre os que ganham até dois salários mínimos, dos quais 41% aprovam o governo. Entre os mais ricos, aqueles que ganham acima de dez salários mínimos, a aprovação tem o menor índice (29%). A pesquisa foi feita entre quarta-feira e sexta em 160 municípios do país, com 2.615 entrevistados. (Terra)

Comente agora
09
Ago
Romário anuncia no Twitter que deixou o PSB
Postado por: Samile Damasceno / 17:09h

O deputado e ex- jogador de futebol Romário (RJ) anunciou nesta sexta-feira no Twitter que acaba de se desfiliar do PSB, partido pelo qual foi eleito. Romário não explicou as razões da saída e disse apenas que irá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta tarde, para formalizar a decisão. Embora o parlamentar não tenha anunciado, o destino mais provável é o PR, partido presidido no Rio pelo ex-governador Anthony Garotinho, pré-candidato ao governo do Estado em 2014. “Está tudo certo, as conversas estão bastante adiantadas. Demos total liberdade ao Romário. Ele poderá ser candidato a deputado federal, ao Senado. E ele tem a garantia de que, se quiser, poderá ser candidato a prefeito em 2016″, afirmou Garotinho. (Agência Estado)

Comente agora
09
Ago
PT lançará informalmente Padilha candidato ao governo de SP
Postado por: Samile Damasceno / 14:12h

O ex-presidente Lula lançará nesta sexta-feira (9) a pré-candidatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao governo de São Paulo em 2014, segundo reportagem da Folha. O lançamento, ainda informal, ocorrerá em um encontro estadual do PT em Bauru. Mesmo sem o anúncio explícito de Padilha como pré-candidato, o ministro será o principal personagem dos discursos dos petistas, que deverão elogiá-lo e sinalizar a preferência pelo titular da Saúde. De acordo com a Folha, a candidatura de Padilha foi acertada pelo próprio na última semana, em reuniões com Lula e a cúpula da legenda. No entanto, o combinado seria anunciar a decisão somente após a implantação do programa Mais Médicos, que será debatido até o final do ano no Congresso.

Comente agora
09
Ago
Botuporã: Vice-prefeito assume município nesta sexta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:35h

O vice-prefeito de Botuporã, Otaviano Joaquim Filho (DEM), de 53 anos, será investido nesta sexta-feira (9) no cargo de prefeito do município do sudoeste baiano no lugar de Hedílio Brandão Marques (PMDB), que morreu no último domingo (4), aos 61 anos, vítima de um infarto. Tavim, como é conhecido, é agricultor na região e antes de ter sido eleito vice, foi vereador por cinco mandatos. De acordo informações do Blog do Glauber, a solenidade ocorrerá às 10h, na Câmara de Vereadores.

Comente agora
09
Ago
Caetano terá que devolver R$ 350 mil aos cofres públicos por irregularidades em gestão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:35h

O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), anda se complicando! Acontece que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), votou pela procedência do termo de ocorrência lavrado contra ele, devido a diversas irregularidades em sua administração, no ano de 2007. A relatoria pediu a formulação de representação ao Ministério Público contra Caetano e determinou que ele devolvesse ao erário municipal mais de R$ 350 mil, com recursos pessoais, e multa de R$ 38 mil. O termo aponta irregularidades resultantes da realização de despesas exorbitantes com juros, amortização e encargos da dívida, o que resulta no total de R$ 10 milhões.  Ainda foram encontradas irregularidades na contratação ilegal da empresa MASP - Locação de Mão de Obra Ltda., e despesas exorbitantes com locação de veículos para transporte de pessoal.  O ex-prefeito foi convocado, mas não apresentou justificativas para as irregularidades pelas quais foi acusado. (Metro1)

Comente agora
08
Ago
João Henrique se filia ao PSL no dia 31 de agosto; Tatiana Paraíso comandará PSL Mulher
Postado por: Samile Damasceno / 13:28h

O ex-prefeito de Salvador João Henrique se filiará mesmo ao PSL, como antecipou o Bahia Notícias. O ato ocorrerá no próximo dia 31 de agosto, informou o presidente estadual da sigla, Toninho Olívio. A cerimônia ocorrerá provavelmente no Hotel Fiesta. “O prefeito está se desfiliando hoje do PP, com o grupo dele, e ingressa no PSL no dia 31”, afirmou o dirigente. A ex-primeira-dama e ex-secretária de Saúde Tatiana Paraíso será presidente do PSL Mulher. Já filiado ao PSL, o antigo secretário de Educação, Carlos Soares, deve assumir o comando da sigla em Salvador. O plano do partido é lançar João candidato a governador em 2014, embora o antigo gestor prefira disputar uma cadeira de deputado federal, relatou Toninho. Com as contas de 2009 e 2010 rejeitadas pela Câmara Municipal, JH está inelegível. “Estamos trazendo o pessoal do interior e lideranças nacionais, como o presidente do PSL, Luciano Bivar, também presidente do Sport Clube Recife”, contabilizou o líder do partido na Bahia. (Bahia Notícias)

Comente agora
08
Ago
Wagner diz que seu candidato será do PT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:25h

A declaração do governador Jaques Wagner (PT), em entrevista no rádio, de que já existe consenso entre partidos da base que o candidato à sucessão estadual de 2014 será do PT, apesar de clarear parte do cenário político, provocou insatisfação em pelo menos duas legendas aliadas: o PSB e o PDT. Já PP e PSD confirmam apoio. De um lado, jogou um balde água fria nos planos do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT) de pleitear a majoritária. Perguntado, Nilo já admite a possibilidade de recuar caso essa seja mesmo a decisão de Wagner. Mas o presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, afirma que não houve conversa nesse sentido. De outro lado, aumentou a tensão com o PSB da senadora Lídice da Mata, também pré-candidata, que critica os critérios do PT para encabeçar o projeto. Lídice depende de definições internas de seu partido, no âmbito nacional e local para bater o martelo.

Comente agora
08
Ago
Prefeita de Floresta Azul corre o risco de perder mandato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:19h
Sandra Cardoso (DEM), prefeita de Floresta Azul, Sul Baiano, responde na Justiça um processo por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico na eleição de 2012. Na quarta-feira (07), estava marcada uma audiência no Fórum de Justiça de Ibicaraí, mas a prefeita entrou com recurso alegando compromisso em Salvador.  Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, a situação de Sandra Cardoso é delicada e há o risco da perda de mandato. Inclusive, recentemente durante uma audiência, uma testemunha da prefeita foi presa por falso testemunho.Sandra Cardoso responde a quatro processos: três são do ex-candidato a prefeito Garrafão (PSB) e um do Ministério Público. Se cassada, uma nova eleição será realizada. (Bocão News)
Comente agora
08
Ago
Salvador: Primeiro teste do voto aberto será em setembro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:56h

Deverá ficar para setembro a apreciação das contas do exercício de 2011 do ex-prefeito João Henrique no plenário da Câmara Municipal de Salvador. A votação será o primeiro grande teste do voto aberto no julgamento de contas de gestor municipal, cujo projeto foi aprovado na última terça-feira, 6, pelos vereadores. Atualmente, as contas do prefeito encontram-se na pauta do plenário da Câmara, mas com outros projetos na frente na fila de votação. O presidente do Legislativo municipal, Paulo Câmara (PSDB), afirma que espera somente a publicação e regulamentação da nova lei, o que deve durar duas semanas, para retomar a discussão sobre as contas do ex-prefeito. A votação já em setembro, contudo, dependerá de um acordo de líderes ou da aprovação de um pedido de urgência urgentíssima, que demandaria pelo menos 29 votos.

Paulo Câmara acredita que não haverá dificuldades para colocar o tema em votação: "É do interesse de todos que as contas sejam votadas, sobretudo agora com o voto aberto, que foi uma grande conquista para Salvador", afirma. As contas de 2011 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e tiveram parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara também pela rejeição. Caso o plenário ratifique esta posição, esta será a terceira conta do ex-prefeito a ser rejeitada pelos vereadores, repetindo as de 2009 e 2010. (ATarde)

Comente agora
08
Ago
César Borges troca comando do Dnit na Bahia
Postado por: Elaine Brito / 09:35h

Após se aliar ao governo federal e conquistar o cargo de ministro dos Transportes, pasta que administra as principais obras de infraestrutura do País, o ex-senador baiano César Borges (PR) tem dado suas cartadas, mostrando o seu perfil no Ministério. Dando demonstrações de que quer dinamizar e acelerar obras, o ministro tem realizado mudanças em alguns setores. Uma delas é a troca no comando do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado da Bahia Dnit/BA. Borges interferiu diretamente na indicação do engenheiro civil Amauri Sousa Lima para a superintendência regional do órgão no Estado. A portaria de nomeação foi publicada na edição dessa quarta-feira (7/8) do Diário Oficial da União. O objetivo, conforme divulgado em nota do Dnit, é dar um novo ritmo “para que a atuação seja mais tempestiva e eficiente nas obras da Bahia”. Apesar de ter sido cogitado nos bastidores que o PR pudesse ser privilegiado com possíveis espaços em autarquias do Ministério, o ministro, que é uma forte liderança da sigla, teria optado pelo conhecimento curricular e habilidade profissional para definir o cargo. Conforme apurado, a indicação não teve influência partidária, mas técnica, pois Borges já teria conhecido o engenheiro, estabelecendo uma confiança em sua forma de trabalhar. O próprio já teria atuado na Bahia ao lado do ex-superintendente do Dnit, Saulo Pontes, que hoje está na direção do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).

Comente agora
08
Ago
Conceição do Almeida: Prefeito expõe ações de melhorias no município
Postado por: Elaine Brito / 09:18h

O prefeito de Conceição do Almeida Armando Neves (PT), em entrevista a Rádio Recôncavo falou sobre as ações que vem desenvolvendo no município. Segundo ele, alguns maquinários para melhorias das estradas já chegaram ao município como, retroescavadeira, patrol e caçamba. “Esses recursos irão facilitar bastante a conservação de nossas estradas", completou. Segundo Armando, outra ação que será desenvolvida em breve e que vai causar muito transtorno a população é referente ao abastecimento de água, “estamos focados em resolver esse problema para os habitantes de Conceição do Almeida”, garantiu. Na área de saúde, o gestor aponta que município irá receber reforma, ampliação e equipamentos para alguns Postos de Saúde da Família na cidade e na zona rural, “ao todo serão seis”, afirma.

Questionado sobre declarações feitas pela oposição, de que Conceição do Almeida conta com alguns ônibus novos cedidos pelo governo do estado, através do Ministério da Educação e que esses carros ainda não estão sendo utilizados, o prefeito afirma: “os três transportes vieram apenas com uma nota fiscal, por esse motivo não tivemos como fazer seguro e emplacamento; ela foi reenviada para que fosse corrigida”.

Redação Voz da Bahia - Elaine Brito

Comente agora
07
Ago
Cinco nomes podem concorrer a deputado estadual na micro região de Cruz das Almas
Postado por: Fábio Santos DRT 8769 / 15:48h

Em entrevista a uma rádio comunitária nesta terça-feira (07), o ex-prefeito de Cachoeira e candidato a deputado estadual Tato Pereira (sem partido), destacou que existem quatro candidatos na região: Antônio Mattos (radialista), Orlando Peixoto, conhecido Orlandinho (do PT, ex-prefeito de Cruz das Almas), Silvio Ataliba (PT, ex-prefeito de Maragojipe) e o dele. Tato lançou a proposta de se realizar uma pesquisa regional, para saber qual dos nomes é o melhor pra representar a região, sendo que os perdedores apoiariam o vencedor da consulta popular. Tato esqueceu-se de citar o nome de Gevaldo Simões (PT, ex-vereador), seu principal opositor em Cachoeira, que tende a postular também a cadeira também da AL (Assembleia Legislativa). Inclusive, rumores dão conta que Tato não estaria satisfeito com a candidatura do seu conterrâneo, todavia que isso prejudicaria suas intenções. O clima eleitoral continua quente entre os candidatos do recôncavo na corrida a Assembleia do Estado.  

Reportagem: Fábio  Santos / Voz da Bahia

Comente agora
07
Ago
Jaguaripe: Presidente da Câmara aponta ações de melhorias para o município
Postado por: Elaine Brito / 15:16h

O vereador Péricles Silva (PR), popularmente conhecido como Pepezinho, presidente da Câmara de Jaguaripe em entrevista a Rádio Recôncavo FM nesta quarta-feira (07), informou sobre as ações da Câmara para o município. “Em síntese desses seis meses, pegamos a Câmara com deficiência de equipamentos, mas já reequipamos com novos computadores, ventiladores, cadeiras para os novos vereadores e também a população”, disse. De acordo com o presidente, novas parcerias estão sendo efetivadas com a prefeitura para tornar as ações mais rápidas. “Muitas obras de melhoria das estradas estão acontecendo, a exemplo da comunidade do Capão, um fator que tem atrapalhado muito é a chuva constante na região, já temos aproximadamente 90 dias de precipitação o que dificulta bastante às obras de melhorias nas estradas”, alega.  

Questionado sobre a atuação do prefeito Heráclito Arandas (PR), Pepezinho pontua que tem existido muito comprometimento com o município por parte do poder municipal. “Quando Arandas assumiu a gestão encontrou muitas deficiências. Em seis meses de gestão já fez reformas de 11 escolas na zona rural, transporte e merenda escolar com recursos próprios”, garantiu. Ainda segundo Péricles, na gestão passada o município sofreu bastante com a falta de merenda escolar e até hoje está sendo penalizado, pois, não recebe o recurso para a compra da merenda, “mas mesmo sem receber esses expedientes não tem faltado o lanche nas escolas”, afirmou. Pepezinho pontua que desde janeiro já estão sendo pagos os pisos salariais dos professores. O edil ressalta que os recursos destinados ao município são poucos, “mas todos os compromissos estão sendo honrados, todos dentro das formas legais”. Questionado pelo repórter Marcus Augusto que nota ele atribuiria a Arandas, Péricles garante que de 0 a 10 aplica a nota 8, e explica o prefeito tem trabalhado bem, “não dou a nota máxima, por que se aproximaria do puxa-saquismo e quero ser justo, pois obras estão sendo realizadas no município e com fé em Deus, mais Arandas vai fazer”, concluiu. 

Redação e Fotos: Voz da Bahia - Elaine Brito

Comente agora
07
Ago
Lula não será candidato à Presidência, afirma Jaques Wagner em entrevista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:44h

O Governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), descartou, mais uma vez, a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidatar à Presidência nas eleições de 2014. Em entrevista a um programa de rádio local, na manhã desta quarta-feira, 7, Wagner, que é amigo pessoal do ex-presidente, contou que Lula "entende que a candidatura é dela [Dilma]" e que vai trabalhar para a reeleição da petista, assim como ele. Lula também já andou dando declarações eliminando essa possibilidade, desde que surgiram especulações de que haveria um movimento "volta, Lula", por parte de uma ala do PT. Sobre a candidatura de Dilma, Wagner acredita que, em meio as pesquisas, se as eleições fossem realizadas hoje, Dilma ganharia em primeiro e segundo turno. Além disso, ele diz que a presidente está disparado na frente dos pré-candidatos Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva, articuladora da Rede Sustentabilidade (REDE) - projeto para a fundação de um partido político liderado pela ex-senadora.

Comente agora
07
Ago
Justiça Eleitoral repassa dados de 141 milhões de brasileiros para a Serasa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:26h

A Justiça Eleitoral irá repassar informações cadastrais de 141 milhões de brasileiros para a Serasa, empresa privada que gerencia um banco de dados sobre a situação de crédito dos consumidores do País. A medida já está em vigor e afeta praticamente todos os cidadãos com mais de 18 anos, que não terão possibilidade de vetar a abertura de seus dados. O acesso foi determinado por um acordo de cooperação técnica entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Serasa, publicado no dia 23 de julho no Diário Oficial da União. Como contrapartida pela cessão dos dados, servidores do tribunal ganharão certificação digital (espécie de assinatura eletrônica válida para documentos oficiais) da Serasa, o que facilitará a tramitação de processos pela internet. 

O acordo estabelece que "as informações fornecidas pelo TSE à Serasa poderão disponibilizadas por esta a seus clientes nas consultas aos seus bancos de dados". Segundo a decisão, o tribunal entrega para a empresa privada os nomes dos eleitores, número e situação da inscrição eleitoral, além de informações sobre eventuais óbitos. Até o nome da mãe dos cidadãos e a data de nascimento poderá ser "validado" para que a Serasa possa identificar corretamente duas ou mais pessoas que tenham o mesmo nome. Conforme Anderson Vidal Corrêa, diretor-geral do TSE, o tribunal não está abrindo dados sigilosos. Ele afirmou que itens como nome da mãe ou data de nascimento do eleitor serão apenas validados, ou seja, o órgão dirá à Serasa se a empresa dispõe ou não das informações corretas sobre determinada pessoa. "Se o dado estiver incorreto, o TSE não vai corrigi-lo", argumentou Corrêa. O acordo, informou o tribunal, foi autorizado por Nancy Andrighi, corregedora-geral eleitoral. Fonte: Portal Terra Notícias 

Comente agora
07
Ago
Dilma quer incorporar médicos das Forças Armadas ao SUS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:41h

A presidente Dilma Rousseff pediu nesta terça-feira que um grupo de parlamentares acelere a discussão de um projeto de lei que permitirá incorporar os médicos das Forças Armadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). "É uma perspectiva de termos um reforço significativo de médicos, principalmente porque as Forças Armadas estão em áreas de difícil acesso, como regiões de fronteira, onde temos uma dificuldade imensa de levar médicos e profissionais de saúde", declarou a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Segundo dados oficiais, o Brasil tem hoje 1,8 médicos para cada mil habitantes, uma taxa que é de 3,7 no Uruguai, 3,2 na Argentina e de 4 na Espanha, de acordo com exemplos citados pelo Ministério da Saúde. 

Em resposta às últimas manifestações, o governo abriu há um mês um total de 15.460 vagas para médicos na rede pública de saúde, mas até agora apenas mil candidatos se apresentaram. Segundo os planos do governo, as vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros serão oferecidas a profissionais estrangeiros, embora essa última opção desagrade os conselhos de medicina. As leis brasileiras impedem que os médicos militares trabalhem no sistema público de saúde, embora eventualmente participem de algumas operações especiais para prestar atendimento em áreas isoladas e de difícil acesso. Segundo Ideli, a aprovação de um projeto de lei que tramita no Congresso há mais de três anos anularia esse impedimento e permitiria que um médico militar fosse contratado para a saúde pública. "O governo quer que esse projeto seja votado o mais rápido possível", declarou a ministra, que explicou que a própria Dilma falou sobre o assunto durante uma reunião realizada hoje com parlamentares da base governista.

Comente agora
07
Ago
Cinco parlamentares baianos estão entre os 100 'cabeças' do Congresso, aponta pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:19h

Cinco parlamentares baianos estão entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). São eles Alice Portugal (PCdoB), Amauri Teixeira (PT), Daniel Almeida (PCdoB), Nelson Pelegrino (PT) e Walter Pinheiro (PT). A pesquisa lista os chamados “cabeças” do Congresso – que conseguem “conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações”, segundo o Diap. O levantamento ainda destaca outros 50 parlamentares em ascensão, dos quais quatro baianos: João Leão (PP), Waldenor Pereira (PT), Afonso Florence (PT) e Roberto Britto (PP). (Bahia Notícias)

Comente agora
07
Ago
Wagner defende reforma tribuária
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:45h

Uma das questões mais cobradas nas manifestações de rua  em todo País, a reforma tributária ganhou reforço nessa terça-feira (7/8) no discurso do governador Jaques Wagner (PT). Em Brasília, onde cumpriu agenda extensa e se encontrou com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin para discutir as melhores alternativas para o refinanciamento da dívida da Bahia com a União, o chefe do Executivo baiano defendeu a imediata aprovação da reforma que deve mudar da atual estrutura de legislação de impostos, taxas e outras contribuições vigentes no Brasil. O objetivo é que a tributação seja mais igualitária, correspondendo com os pleitos da maioria da população, que deixou claro esse recado, durante os protestos. A reforma que depende de acordo entre os estados e as lideranças partidárias será votada no Congresso Nacional. Participou da reunião, o secretário estadual da Fazenda, Luiz Petitinga, que foi convocado a participar de uma nova rodada de conversas, marcada para amanhã, no Ministério da Fazenda. A proposta do gestor estadual é de que as modificações não prejudiquem os estados. Ele defendeu a aprovação rápida da reforma nos moldes do acordo discutido entre os secretários de Fazenda, no Confaz.

Comente agora
07
Ago
‘Não tenho contas a prestar a politiqueiros’, diz Barbosa sobre compra de apartamento nos EUA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:30h

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou nesta terça-feira que não deve explicações sobre a compra de um imóvel em Miami (EUA) e que é um “cidadão correto”. “Comprei com o meu dinheiro, tirei da minha conta bancária, enviei pelos meios legais. Não tenho contas a prestar a esses politiqueiros”, afirmou após sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O procedimento começou a ser questionado por magistrados. O ministro se recusou a fornecer informações sobre o custo do apartamento. O imóvel foi adquirido no ano passado, segundo informação do jornal Folha de S.Paulo. Barbosa abriu uma empresa - a Assas JB Corp. - ao fazer a transação.

Pela legislação da Flórida, o governo detém 48% do valor do imóvel se o bem for transferido a herdeiro do comprador (pessoa física). Não há, portanto, retenção de impostos caso a transferência seja feita a pessoa jurídica. Nesta terça, Barbosa, que passou a ser incluído em sondagens de pesquisas eleitorais à Presidência para 2014 após ver a popularidade aumentar com o julgamento do mensalão no Supremo, afirmou que seus críticos deveriam se preocupar com o desvio de recursos públicos e não com seus investimentos. “Aqueles que estão preocupados com as minhas opções de investimento feitas com os meus vencimentos, com os meus ganhos legais e regulares, deveriam estar preocupados com questões muito mais graves que ocorrem no País, especialmente com os assaltos ao patrimônio público”, disse. “Essa deveria ser a preocupação principal, e não tentar atacar aqueles que agem corretamente, que nada devem.”

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com