As comentadas

Boa tarde , Quinta-feira, 24/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

06
Fev
Secretário-executivo do Ministério das Cidades é exonerado
Postado por: Letícia Oliveira / 09:47h

No dia de sua posse, marcada para esta segunda-feira (6), o "Diário Oficial da União" publicou o primeiro ato do novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Decreto assinado por Ribeiro e pela presidente Dilma Rousseff exonerou o secretário-executivo da pasta, Roberto de Oliveira Muniz, que era ligado ao ex-ministro Mário Negromonte, que pediu demissão na última quinta (2). Negromonte saiu após meses de denúncias de irregularidades na pasta, o que ele sempre negou. A cerimônia de posse de Aguinaldo Ribeiro está marcada para as 17h no Palácio do Planalto. Ribeiro tem 42 anos, é deputado em primeiro mandato pelo PP da Paraíba e líder da bancada do partido na Câmara. Ele vai se licenciar do mandato para assumir o ministério.

Ribeiro é formado em engenharia civil e fez pós-graduação em administração. Foi secretário estadual de Agricultura, Irrigação e Abastecimento e de Ciência e Tecnologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente na Paraíba. Como secretário de Agricultura, ele respondeu a ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal. No julgamento, foi absolvido e diz que agora o assunto "está vencido". Mário Negromonte, que reassumirá o mandato de deputado federal pelo PP da Bahia, disse que teve de deixar o cargo devido à divisão da bancada do partido, que, segundo afirmou, o desestabilizou politicamente.

Leia mais>>

Comente agora
06
Fev
DEM resistiu por causa dos eleitores, diz Demóstenes
Postado por: Eliane Azevedo / 07:59h

O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), defendeu na manhã desta segunda-feira (6) o papel da oposição no Brasil e criticou aqueles que "quiseram acabar com o DEM", numa referência ao PSD, partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Para ele, apesar da tentativa de acabar com a legenda, o DEM resistiu na oposição graças aos votos dos eleitores de todo o Brasil. Demóstenes argumentou que o DEM não se abrigou "na sombra do poder". "É melhor ser cabeça de cachorrodo que rabo de leão", disse, referindo-se ao fato de o PSD integrar a base aliada do governo da presidente Dilma Rousseff. "Muitos dançam na boquinha da garrafa, mas só o DEM segura o tchan", acrescentou, citando o grupo de axé "É o Tchan".

As declarações foram feitas em discurso nesta manhã durante o "Primeiro Seminário de Preparação de Candidatos", promovido em um hotel da capital paulista. Demóstenes Torres ressaltou ainda que houve, nos últimos anos, melhora nos índices sociais no Brasil, mas que a violência nunca esteve tão alta. Ele elogiou a política adotada pelo governo de São Paulo no combate ao tráfico de drogas, citando inclusive a operação policial deflagrada no início deste ano na região cracolândia. "A violência recuou em São Paulo porque foram adotadas políticas eficientes."  (A Tarde)

Comente agora
05
Fev
Prefeito tenta ir a reunião sobre crise e governador diz: "Se precisar, eu chamo"
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:22h

Final da manhã deste sábado (04), Palácio de Ondina, sede do governo da Bahia. Reunidos o governador Jaques Wagner, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o comandante militar do Nordeste, general Odilson Benzi, o Comandante da 6ª Região Militar, general Gonçalves Dias, e o secretário de segurança do Estado, Mauricio Barbosa. Um assessor se aproxima do governador e informa:”É da parte do prefeito João Henrique no telefone… O prefeito quer vir para o Palácio e participar da reunião”. O governador diz para o assessor:”Fala para o prefeito que não é necessário… Se eu precisar dele eu chamo”. (Bob Fernandes/Terra Magazine)

Comente agora
05
Fev
Lídice da Mata processará Marco Prisco
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:32h

Em postagem recente em seu perfil do Facebook, a assessora de comunicação da senadora Lídice da Mata (PSB), Carmela Talento, informou que a parlamentar processará o líder do movimento grevista da PM e presidente da ASPRA, Marco Prisco, pela denúncia, veiculada no jornal O Globo, de que Lídice havia financiado a greve dos Policiais Militares da Bahia em 2001. Carmela informou que Prisco deverá provar, sob judice, a acusação e completou: “Ele está mexendo com a pessoa errada”. (Victor Pinto)

Comente agora
05
Fev
Presidente da Câmara vê medida de segurança adotada pelo comando do 14º BPM eficiente
Postado por: Letícia Oliveira / 13:05h

Em relação ao não comparecimento do presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, vereador Délcio Mascarenhas (PP), à reunião realizada na amanhã desta sexta-feira (3) na sede do 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM), que tratou da greve dos militares e a possível liberação de mais policiais para cuidar da segurança da cidade, vale esclarecer que o presidente do Legislativo encontra-se na cidade e despachou normalmente durante toda a manhã desta sexta no gabinete na Câmara Municipal. Porém, não foi convidado e nem o Legislativo Municipal recebeu nenhuma comunicação oficial sobre a referida reunião, se assim o fosse, prontamente participaria da reunião. Sobre a greve da PM e a adesão de grande parte do efetivo do 14º Batalhão ao movimento, o presidente da Câmara se mostra preocupado e espera que a normalidade seja restabelecida no município, nas cidades circunvizinhas e no Estado. Délcio Mascarenhas afirma que acredita na capacidade das autoridades responsáveis para manter a paz e a ordem. “O Legislativo está em estado de alerta e solidariedade com os munícipes devido à situação atual”, garantiu. (Câmara SAJ)

Comente agora
05
Fev
Stº. Antônio de Jesus: Feto é encontrado no bairro Irmã Dulce
Postado por: Letícia Oliveira / 12:58h

Um feto com aproximadamente sete meses foi encontrado em um terreno baldio atrás da antiga empresa de Tubaína Caribe, no meio de um lixo no Mutum de Baixo, bairro Irmã Dulce, na manhã deste domingo (05), por volta das 10h. Uma internauta do Voz da Bahia que ao passar pelo local percebeu a gravidade da situação, ficando apavorada. “Toca muito. A justiça precisa ser feita, uma cena chocante, um absurdo”, lamentou.

O caso chamou a atenção da população do local, ainda não se sabe ao certo se é um feto verdadeiro, ou uma réplica de laboratório. A polícia civil e militar foi acionada e o corpo foi levado para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus. O Boletim de Ocorrência foi feito para que o caso seja investigado. 

Reportagem e Foto: 'Voz da Bahia'

Um comentário
05
Fev
'Estou mais satisfeito de ter saído do que entrado', diz Negromonte
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:24h

Depois de deixar o Ministério das Cidades desgastado por uma série de denúncias desde o ano passado, Mário Negromonte (PP) repetiu que sua saída da pasta foi motivada por brigas internas do partido e afirmou sentir “alívio” por não estar mais no posto cobiçado. “O maior problema foi que, além do fogo inimigo, houve o fogo amigo contra mim”, destacou o pepista. “Agora o meu sentimento é de alívio.

Neste momento, estou mais satisfeito de ter saído do ministério do que de ter entrado”, comparou. Negromonte transmitirá o posto para o sucessor, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), às 17h da próxima segunda-feira (6) Na terça, reassumirá o mandato de deputado. Informações do G1.

Comente agora
05
Fev
Chávez visitará Lula e Dilma no próximo sábado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:11h

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que no próximo sábado se reunirá com sua colega brasileira, Dilma Rousseff, e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir, entre outros temas, a denominada cúpula dos líderes que venceram o câncer. Assim o afirmou Chávez durante a instalação da 11ª Cúpula de chefes de Estado da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba) em Caracas.

Chávez deu "graças a Deus" porque finalmente a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, não sofre de câncer após uma cirurgia de tireoide. O presidente venezuelano tinha previsto visitar Lula em São Paulo no dia 11 de dezembro do ano passado, mas a reunião foi cancelada após Chávez decidir ficar em Caracas por causa das chuvas e cancelasse também a viagem prévia à Argentina para assistir à posse de Cristina. O líder aproveitou para reiterar que a cada dia se sente "melhor" e voltou a brincar de versões de imprensa sobre uma suposta deterioração de seu estado de saúde. (Folha)

Comente agora
04
Fev
Dilma e Lula tentam atrair FHC para compor Comissão da Verdade
Postado por: Eliane Azevedo / 14:53h

Com incentivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Rousseff tem incumbido emissários de sondar a possibilidade de o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso integrar a Comissão da Verdade, encarregada de investigar os crimes da ditadura militar (1964-1985). A comissão foi aprovada pelo Congresso a toque de caixa no final do ano passado e deve ser anunciada nas próximas semanas. Segundo pessoas próximas, Dilma e Lula consideram remota a possibilidade de Fernando Henrique aceitar o convite, mas querem aproveitar a boa relação entre o tucano e a presidenta para tentar convencê-lo. Na avaliação do Palácio do Planalto, a participação de Fernando Henrique, ele mesmo vítima dos militares, daria credibilidade incontestável à comissão e derrubaria de vez a possibilidade de a iniciativa de passar a limpo a ditadura ser usada como munição na disputa político-eleitoral.

Caso Fernando Henrique não aceite o convite, Dilma vai procurar alguém com origem na intelectualidade paulista, histórico de defesa dos direitos humanos e que tenha bom trânsito entre os tucanos. Entre os nomes cogitados estão os dos ex-ministros da Justiça José Gregori e Luiz Carlos Dias e o ex-secretário de Segurança de São Paulo, Belisário dos Santos Jr. Segundo interlocutores de Dilma e Lula, o principal empecilho para viabilizar o nome de Fernando Henrique é o fato de de que pela primeira vez os integrantes da comissão serão remunerados e, portanto, deverão se dedicar em tempo integral ao trabalho.(iG)

Comente agora
04
Fev
Pelegrino desafia ACM Neto: quem faz mais por Salvador?
Postado por: Letícia Oliveira / 11:13h

A disputa verbal entre os deputados ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) continua. Depois que o democratas afirmou que o petista “uma coisa que Pelegino conhece bem é perder eleição para a Prefeitura”, Pelegrino decidiu rebater. Em nota enviada ao Política Livre, o pré-candidato a prefeitura de Salvador afirmou que “o deputado ACM Neto entende muito de derrotas. O grupo dele perdeu duas eleições para o governo do estado, jamais ganhou em Salvador e ele próprio perdeu em 2008.

Aliás, faço uma correção: ele apoiou João Henrique, que ganhou a eleição”, alfinetou. Pelegrino também desafiou ACM Neto “Vamos ver quem tem mais emendas orçamentárias aprovadas e em execução em Salvador. Sou o deputado federal com o maior número de emendas destinadas a esta cidade, em cada canto há uma obra em andamento pela prefeitura ou pela Conder. Quais são as dele?”, questionou. (Politicalivre)

Comente agora
03
Fev
PMDB não descarta apoio a Alice Portugal
Postado por: Eliane Azevedo / 19:22h

“A companheira Alice nos agrada muito. A proposta do PCdoB vai de encontro à hegemonia petista, que é maléfica à Bahia. Essa postura gera uma afinidade conosco. Além do mais, é preciso ressaltar as qualidades da deputada federal”. Essas foram as palavras escolhidas pelo presidente regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima, para apontar um dos possíveis caminhos a serem seguidos pela agremiação nas eleições deste ano em Salvador. Entretanto, em conversa a reportagem do Bocão News, o dirigente ressaltou que a prioridade do grupo político é fortalecer o bloco da oposição. Além disso, minimizou os rumores de que o PMDB ligou o “sinal amarelo” após o anúncio da aliança formal entre DEM e PSDB. 

“Todos sabem que os dois partidos têm diferenças no plano nacional. Esse documento mostra que houve um entendimento nas capitais do nordeste. Eles, finalmente, acertaram os ponteiros. Pelo que vi, o acordo não descarta a composição com outras legendas. Nossa prioridade é manter o diálogo aberto com a oposição. Todos têm seu tempo, mas o PMDB quer acelerar logo o processo de escolha do nome que vai disputar o Thomé de Souza”. Por fim, o presidente não escondeu que o desejo de unificar a minoria nas eleições municipais visa estender o vínculo até o próximo pleito. “Queremos construir um projeto político sólido e mostrar aos eleitores que somos uma alternativa para a sucessão no governo do estado em 2014”.

Comente agora
03
Fev
PSD lança rede social para atrair 'militantes digitais'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:43h

O PSD lançou nesta sexta-feira, em evento para filiados em Curitiba, uma rede social para atrair “militantes digitais” ao partido, que disputará suas primeiras eleições neste ano. “Nós queremos ouvir a população e sermos um intérprete dela”, discursou o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif, um dos fundadores do partido e responsável pelo Espaço Democrático, a instituição de formação política do PSD. A Rede 55, como é chamada, quer reunir filiados e não-filiados para promover enquetes e abrir espaço para comentários e debates. (Folha)

Comente agora
03
Fev
Após receber 200 homens do Exército, Zé Neto diz que clima em Feira é de 'normalidade'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:32h

O clima na cidade de Feira de Santana – a segunda maior do estado –, uma das mais afetadas com o clima de insegurança causado pela greve de parte da Polícia Militar, já é de “normalidade”, no entendimento do líder do governo na Assembleia Legislativa (AL-BA), Zé Neto (PT). O deputado estadual, em telefonema ao Bahia Notícias, destacou que 200 homens do Exército já estão nas ruas para fortalecer a proteção dos cidadãos. “A cidade respira com mais tranquilidade. Nós não vamos medir esforços para garantir a segurança da população

. O governador Jaques Wagner e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, têm mantido o diálogo com as três associações da PM que se mantêm abertas à negociação. Agora, vamos manter o Estado de Direito Democrático e fazer cumprir a ordem judicial”, declarou, em referência ao fato de a Justiça ter considerado a greve ilegal. O petista repudiou a mobilização da Aspra, entidade da PM liderada por Marco Prisco que iniciou o movimento grevista. “O pânico foi articulado por alguns que têm o interesse político de agravar a situação”, acusou. O parlamentar é pré-candidato a prefeito feirense nas eleições deste ano.

Comente agora
03
Fev
Bassuma diz que JH 'devia passar um tempo no Afeganistão'
Postado por: Eliane Azevedo / 15:31h
Pré-candidato a vereador pelo PMDB, o ex-deputado federal Luiz Bassuma criticou, por meio do seu Twitter, o prefeito João Henrique (PP) pelo fato de o gestor estar no Rio de Janeiro enquanto a população soteropolitana enfrenta as consequências de uma paralisação de parte da Polícia Militar. “Quando um prefeito é muito ruim, talvez seja melhor ficar mais tempo fora de Salvador. Ao invés do Rio, devia passar um tempo no Afeganistão", provocou. Em sua página pessoal do Facebook, a artista baiana Mariella Santiago disse ter visto João Henrique no final da tarde da última quinta-feira (2) na orla da praia de Copacabana. Segundo ela, o gestor ”parecia despreocupado” e aparentava ter dado “aquela corridinha”. (Bahia Notícias)
Comente agora
03
Fev
DEM e PSDB selam acordo e dão uma 'apunhalhada' no PMDB
Postado por: Eliane Azevedo / 14:47h
O presidente nacional do Partido Democratas (DEM), senador José Agripino e o presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), deputado Sérgio Guerra, decidiram marchar juntos em quatro capitais do país, entre elas, Salvador. A alinça foi assinada ontem pelos dois presidentes. A notícia veio como uma apunhalada para o PMDB, partido que está na briga pelas eleições municipais da capital baiana com a pré-candidatura do radialista Mário Kértsz. "Vamos manter a candidatura de Mário", afirmou o presidente do partido na Bahia, Lúcio Vieira Lima.

Para Lúcio, o elo entre DEM e PSDB não altera nada. "É bom que vamos aproveitar para buscar agora o apoio de duas opoisções já unidas", disse. O presidente do PMDB acredita que esta união reforça mais ainda a oposição. A briga pelo Palácio Thomé de Souza está acirrada e a única certeza que a oposição terá que ter nos próximos meses é de qual nome será lançado na disputa. Com DEM e PSDB juntos, ou ACM Neto ou Imbassahy terão que abrir mão da vaga. No topo das pesquisas de intenção de voto, Neto aparece hoje como o candidato mais forte.  Mesmo com a confirmação do presidente do PMDB de que Mário Kértesz mantém a candidatura, o pré-candidato já soltou o verbo e anunciou que quer pular fora do barco - justamente pela indefinição da oposição por um nome.  Nesta confusão toda e com tantos nomes - inclusive o de César Borges que vem entrando de mansinho na disputa querendo o lugar de Kértesz, um deles terá que ficar. A questão agora é quem vai ceder. O que já se sabe é que a corda sempre quebra para o lado mais fraco. (Bocão News)

Comente agora
03
Fev
Juiz de Direito toma posse no Tribunal Regional Eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:22h

O juiz Cássio José Barbosa Miranda tomou posse como integrante da Corte do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA) na vaga destinada aos juízes de Direito. A posse aconteceu em Sessão Solene, nesta quarta-feira (1º), e foi conduzida pelo presidente em exercício do TRE-BA, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, na sala do Tribunal.

Para Cintra, o magistrado recém-empossado, prestou “uma contribuição inestimável nas prerrogativas eleitorais”. Cássio Miranda ingressou na magistratura baiana em 1990, como juiz de Curaçá e, em 1993, de Olindina.  Depois foi promovido para Xique-Xique e, em 1999, para Camaçari e para a 14ª Vara Cível de Salvador. (Bahia Notícias)

Comente agora
03
Fev
DEM pede explicações a Mantega sobre escândalo na Casa da Moeda
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:39h

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, ACM Neto, apresentou na noite desta quinta-feira um requerimento à Mesa pedindo explicações formais do ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre a mudança no comando da Casa da Moeda e sobre as denúncias envolvendo Luiz Felipe Denucci, que presidia a instituição e acabou demitido sábado.

No requerimento, ACM Neto faz uma série de questionamentos ao ministro: se confirma os alertas emitidos pela Casa Civil e pelo PTB e se algum deles foi feito por escrito; por que Mantega demitiu Delucci só agora se já sabia de irregularidades; se a Fazenda averiguou as denúncias; e se julga apropriado manter no comando de uma empresa pública pessoa investigada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. ACM Neto também solicita que Mantega disponibilize ao Congresso todos os documentos relacionados a Delucci que tratem do episódio. (Folha)

Comente agora
03
Fev
Vereadores suspeitos de corrupção são soltos em Mucuri
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:09h

Os seis vereadores da cidade de Mucuri, localizada no extremo sul da Bahia, presos durante a Operação Caribe, em dezembro de 2011, foram soltos na quarta-feira (1º). De acordo com Leonardo Coelho, juiz de Mucuri que acompanha o caso, os vereadores foram liberados após decisão da Justiça baiana por meio de uma liminar. De acordo com informações do Tribunal de Justiça no município, quatro vereadores estavam no Batalhão da Polícia Militar e dois no Presídio de Teixeira de Freitas. A defesa deles teve o pedido de habeas corpus negado por duas vezes antes que eles fossem liberados.

Segundo o promotor Pablo Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores de Mucuri responderá por corrupção ativa qualificada, com pena prevista de 12 anos, podendo ser aumentada em até 1/3; e por corrupção passiva, com pena prevista de 12 anos, podendo ser aumentada em 1/3. Na soma dos crimes, o promotor relata que o suspeito poderá pegar mais de 30 anos de prisão. Os demais vereadores e envolvidos poderão pegar até 20 anos de prisão. Os três empresários que estavam presos suspeitos do esquema responderão por corrupção ativa, informa o promotor. Dois tiveram concedidas liminares de habeas corpus em janeiro.

Comente agora
03
Fev
Brumado: Eduardo terá que devolver R$ 3 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:01h

Na tarde desta quinta-feira, O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente as denúncias formuladas contra a Prefeitura de Brumado, sob a gestão de Eduardo Vasconcelos (Sem Partido), em razão contratações irregulares cometidas no exercício de 2008. O relator, Conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou a devolução do montante de R$ 3 mil com recursos próprios do gestor, além de aplicar uma multa de R$ 500,00. Cabe recurso.

A 15ª Inspetoria Regional de Controle Externo constatou ausência dos processos licitatórios na contratação das Empresas Comar – Comércio de Materiais Recicláveis -, no montante de R$ 7.902,50, e a Construtora René Machado Ltda., no valor de R$ 79.000,00, que têm como finalidade a prestação de serviços de aterro. O gestor, no seu amplo direito de defesa, apresentou seus argumentos que foram acolhidos pela Corte, entretanto, não foram suficientes para descaracterizar as impropriedades cometidas, restando ao Tribunal dar procedência parcial as denúncias. (Brumado Notícias)

Comente agora
02
Fev
Senador Walter Pinheiro anuncia fábrica de fármacos para Stº Antº de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:20h

O senador baiano Walter Pinheiro (PT) anunciou na manhã de hoje (1º) que está negociando juntamente com o Governo do Estado, com a B. Braun, uma multinacional na área de fabricação de produtos fármacos para que instale uma unidade em Santo Antonio de Jesus. “A B. Braun que produz fio cirúrgico, álcool gel, que trabalha na pesquisa com terapia celular, que produz diversos outros produtos, equipamentos da área de saúde. Nós estamos negociando com esse gigante mundial a possibilidade da instalação dele em Santo Antonio de Jesus e potencializando esse pólo de fármacos em Santo Antonio de Jesus”, afirmou o senador.

Segundo o senador, a tentativa de atrair a fábrica para o município surgiu a partir de sugestões do vereador Ailton Santos (PT) que há cerca de três meses vem discutindo com o senador a respeito da necessidade de estimular o desenvolvimento de Santo Antonio de Jesus no setor de saúde. “Eu até tinha marcado com Ailton uma visita a Santo Antonio de Jesus, não foi possível. Eu estou tentando ver se agora até o início de fevereiro a gente vai para essa conversa, porque no dia 22 de fevereiro eu me encontro com a B. Braun alemã para que eles possam vir para o parque tecnológico e estou também discutindo com eles um protocolo para instalação da unidade deles aqui (em Santo Antonio de Jesus)”, revelou Walter Pinheiro. O senador baiano disse ainda que está tentando garantir uma fábrica da B. Braun também para a cidade de Santo Amaro voltada para a área de ortopédicos e próteses, além da fábrica de fármacos em Santo Antonio de Jesus. “Nós vamos fazer uma intervenção que, de certa forma, requalifica também o Recôncavo”, explicou o senador, que ainda ressaltou o fato de as negociações estarem na fase inicial.

Comente agora
02
Fev
Aleluia diz que "povo baiano prova veneno do PT com greve da PM"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:01h

O presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, fez duras críticas ao governador Jaques Wagner (PT) ao comentar a greve da Polícia Militar da Bahia. Aleluia declarou que o chefe do Executivo baiano precisa “descer do helicóptero e vê o caos que está o Estado”. “Se, em Salvador, a greve da Polícia Militar já causa inúmeros distúrbios, a situação se agrava no interior, onde o contingente policial é bem menor.

Em Feira de Santana e Itabuna, o comércio e os bancos fecharam, os ônibus foram recolhidos às garagens e já se fala até em tiroteios com mortes”, denunciou o parlamentar. O oposicionista ainda cobrou uma atitude do petista. “O governador e seu partido bancaram a greve da Polícia Militar em 2001, que tantos transtornos e prejuízos causaram à população. E agora não sabem negociar o fim da paralisação atual. Infelizmente não é Wagner que está provando do próprio veneno, como diz o dito popular. É o povo da Bahia que está provando do veneno do PT”, encerrou. (Victor Pinto)

Um comentário
02
Fev
José Reis:"O PT de SAJ desperdiçou na campanha passada a sua oportunidade quando aliou-se a Humberto Leite"
Postado por: Letícia Oliveira / 21:58h

O presidente da OAB de Santo Antônio de Jesus Dr. José Reis Filho, após questionado sobre seu nome como candidato nas eleições de 2012, ele explicou que está a disposição do PCdoB, citando também os nomes de César Queiroz, João Gabriel, Everaldo Júnior que estão dispostos. José Reis assegurou que PCdoB terá candidato nas eleições de 2012, “temos nomes melhores que os próprios que o PT aventa”, completou. Sobre a entrevista do Vereador Uberdan em que ele enfatizou que o PT comeu poeira no passado, por isso sai na faixa majoritária, tendo o candidato na cabeça, Reis frisou que o PT não comeu poeira sozinho, sendo que o PCdoB também comeu, por ir sempre na garupa.

Em relação a Dr. Aislan Rocha que disse: “Somos aliados históricos e leais ao PT por que fazemos parte e somos construtores do projeto vitorioso que acontece em nível de Brasil e Bahia”, o repórter questionou se algo mudou dentro do PCdoB a partir desse momento, o presidente da OAB logo ressaltou que apenas houve a reafirmação e convicção de que é a mais pura verdade, mas segundo ele, o PT não quer reconhecer, pois quando vai ao debate e diz que tem que ter candidatura da cabeça da chapa por que é 13, é PT, é projeto de Lula, tem Dilma a nível Nacional e Jaques Wagner a nível estadual, “eu desconheço essa aliança histórica”, acrescentou. Dr. José destacou que o partido que ele entende que a hora é agora, "o PT de Santo Antônio de Jesus desperdiçou na campanha passada a sua oportunidade, quando acabou se aliando a candidatura de Humberto Leite, essa cartada desgastou eles", alegou...

LEIA MAIS>>>

Comente agora
02
Fev
Lídice rebate críticas de ACM Neto ao governo da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 20:57h

A senadora Lídice da Mata (PSB) contestou as críticas que o deputado federal ACM Neto (DEM) fez à postura do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), em relação ao movimento grevista dos policiais militares. “O governador Jaques Wagner tem conduzido seu governo e o episódio da PM com seriedade, responsabilidade e diálogo, como é do seu compromisso com a Bahia e do seu feitio, diferentemente do ocorrido em outros governos apoiados pelo deputado ACM Neto”, declarou Lídice. Nesta terça-feira, Neto declarou que o governador deveria tratar do assunto “com mais seriedade e menos partidarismo” e solicitou ao Ministério da Justiça e à Força Nacional de Segurança que acompanhe o desenrolar da greve.

“O Governo da Bahia tomará todas as medidas necessárias para garantir os princípios democráticos da liberdade e da preservação da segurança e da paz em todo o Estado”, afirmou a senadora. “Quem não tem autoridade sobre o assunto é o deputado ACM Neto, que apoiava o governo da Bahia em um período em que a greve da Polícia Militar impôs sérios distúrbios à ordem pública”, finalizou a senadora, referindo-se ao episódio ocorrido em 2001, quando o Estado era governado por César Borges, com o apoio do então senador Antônio Carlos Magalhães. (Politicalivre)

Comente agora
02
Fev
Dr. Everaldo e o deputado Félix Júnior discutem sucessão municipal em SAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:36h

Em dia de ‘Festa no Mar’ em homenagem à Iemanjá, o médico e pré-candidato do PCdoB, Everaldo Júnior, e o deputado federal, Félix Mendonça Júnior (PDT), almoçaram juntos em Salvador e discutiram sobre a conjuntura política de Santo Antonio de Jesus para as eleições municipais. A partir do posicionamento do deputado, pôde-se perceber o interesse em montar uma coligação que una os partidos da base aliada do governo na cidade.

Além das discussões eleitorais, os dois aproveitaram para reforçar as relações de amizade que contribuíram para o fortalecimento político de Félix Júnior em Santo Antonio de Jesus nas eleições de 2010. Na ocasião, Everaldo Júnior foi o coordenador da campanha do deputado na cidade quando, aproximadamente, 4500 eleitores santantonienses votaram em Félix.

Em função dessa relação de amizade e, principalmente, por sentir a necessidade da coalizão dos partidos da base do governador Wagner em Santo Antonio de Jesus, Félix Júnior afirma que o momento é de diálogo e que nenhuma candidatura está definida. Segundo ele, o PDT irá sentar e discutir com os partidos aliados uma possível e forte coligação para a formação de uma chapa majoritária capaz de vencer a disputa das eleições 2012. (Ascom)

Comente agora
02
Fev
Vereador de Varzedo é destaque em pesquisa do Instituto Tiradentes
Postado por: Letícia Oliveira / 17:20h

O Vereador de Varzedo Vagner Pesado (PP), esteve em num programa da RBR nesta quinta-feira (02), explicando sobre seu destaque na pesquisa que o Instituto Tiradentes fez da atuação dos vereadores em Varzedo. Segundo ele, é a honra de dever cumprido, pois pra ele ser vereador da cidade do porte de Varzedo e fazer um trabalho recebendo um salário de vereador, não é tão fácil quanto parece. Wagner informou que ele e o edil Nei estarão recebendo no domingo (05) a medalha de ouro, “isso é um orgulho por ser Varzedense”.

Ele afirmou que ao pedir voto aos eleitores explicou como era a votação, e disse que atuar na sua opinião era fazer pela cidade em todos os sentidos.  A pesquisa foi feita com democracia onde os internautas puderam analisar  Vagner.

 Pesado aproveita a oportunidade e agradece a todos que votaram nele. Em relação a sua reeleição ele assegurou que o povo é observador e sabe quem merece voltar, “onde o povo de Varzedo me quiser eu estarei junto para somar dias melhores”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
02
Fev
Deputado Aguinaldo Ribeiro será o novo ministro das Cidades
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:55h

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, deixou o cargo nesta quinta-feira após reunir-se com a presidente Dilma Rousseff por cerca de 15 minutos e entregar sua carta de demissão. O líder do PP na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), será o novo ministro, segundo confirmou o presidente do PP, Francisco Dornelles. “A presidente me ligou e informou que aceitou a demissão do Mário [Negromonte] e ainda disse que Aguinaldo será o novo ministro”, disse Francisco Dornelles. (Folha)

Comente agora
02
Fev
Mário Negromonte deixa o cargo de ministro das Cidades
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:50h

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, do Partido Progressista (PP), pediu nesta quinta-feira demissão do cargo, que ocupava desde o início do governo Dilma Rousseff. A saída ocorre após uma série de denúncias sobre a gestão da pasta e a exoneração de outros dois servidores da cúpula do ministério.

Com a saída, Negromonte reassume o mandato de deputado federal pelo PP-BA. Ele é o nono ministro que sai do governo Dilma – o sétimo envolvido em acusações de irregularidades. Em sua carta de demissão, Negromonte agradece a presidente Dilma pela confiança que recebeu. Diz que sempre se manteve fiel ao governo da presidente e aponta uma “batalha na mídia” contra ele. No documento, afirma ainda que as denúncias de irregularidades sobre a pasta que comanda não comprovaram nada contra ele. (Correio)

Comente agora
02
Fev
ACM Neto pede intervenção do Ministério da Justiça para mediar negociação com PMs grevistas
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:36h

O deputado federal baiano e líder do DEM na Câmara, ACM Neto (DEM), solicitou nesta quinta-feira (2) ao Ministério da Justiça e à Força Nacional de Segurança que acompanhe o desenrolar da greve da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), deflagrada na última terça-feira (31) pela Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra), mas que começa a ter adesão de PMs tanto de Salvador quanto de cidades do interior baiano. ACM Neto pediu ainda à pasta que envie um representante para atuar como mediador. "Às vésperas do Carnaval, vejo que a situação está se agravando.

Enquanto isso, o governo se recusa a dialogar francamente com os policiais e gasta todas as forças na estratégia de usar a imprensa para fingir que nada está acontecendo e que a situação pode se agravar”, disse. Neto afirmou que o governador Jaques Wagner (PT), que acompanha a presidente Dilma Roussef (PT) em viagem a Cuba e ao Haiti, deveria tratar o problema com “mais seriedade e menos partidarismo”. “Não adianta dizer que o movimento dos PMs é político ou eleitoral, pois o problema da segurança pública na Bahia é uma realidade. Os índices de criminalidade subiram drasticamente, que não investiu em segurança como deveria. Aliás, Wagner se colocou, inclusive, contra melhorias nas condições de trabalho dos PMs, quando se posicionou contra a votação da PEC 300 no Congresso”, criticou. (BN)

Comente agora
02
Fev
PMDB denuncia propaganda irregular em Iaçu
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:25h

O PMDB da Bahia encaminhou à Procuradoria Geral de Justiça da Bahia, nesta quinta-feira (2), uma denúncia baseada na recente divulgação, via outdoor, de obras públicas com fins de promoção pessoal no município de Iaçu. A publicidade, que exalta a construção da Ponte Vice Presidente José Alencar Gomes da Silva e a reconstrução das rodovias BA-046 e BR-116 ao município, retrata o governador Jaques Wagner (PT) ao lado do vice-governador Otto Alencar (PSD), juntamente com o deputado federal Luiz Argolo (PP), em uma mensagem de congratulações pela realização das obras.

De acordo tom o texto do documento, enviado ao procurador Wellington César Lima e Silva, a publicidade “caracteriza-se como nítido ato de irregular a divulgação do outdoor, na medida em que viola a necessária impessoalidade que deve permear a atividade pública e a atuação de seus administradores”. (BN)

Comente agora
02
Fev
Pelegrino rebate críticas de ACM Neto contra governo Wagner
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:14h

O deputado federal Nelson Pelegrino, pré-candidato petista à prefeitura de Salvador rebateu as críticas do deputado ACM Neto, de que o governador Jaques Wagner “protagoniza o governo da balela na Bahia”, comparando o que vale na propaganda petista e a realidade do estado. Pelegrino afirmou que ACM Neto é um “príncipe que vive em Brasília, na corte, e não conhece Salvador. Desconheço qualquer iniciativa dele em benefício da cidade. Ao contrário, poderia até ajudar na segurança, porque o chefe da guarda municipal é indicado por ele, e não o faz. Aliás, ele participa da prefeitura com mais de 30 cargos”. Pelegrino disse ainda que o governo Wagner construiu cinco Bases de Segurança Comunitária, contratou sete mil policiais contra pouco mais de mil do governo que Neto fez parte, “isso sim, uma omissão histórica que desmontou o sistema de policiamento”. A segurança agora é organizada, tem estratégias e fez reduzir os homicídios em 6%, enquanto antes era boa em grampear adversários. Lembrou por último que basta Neto visitar a Arena Fonte Nova para conhecer o que está sendo feito para a Copa 2014, além dos 1,6 bilhão destinados à linha 2 do metrô, a saída que Wagner encontrou para viabilizar metro errado iniciado também em governo do DEM.

Um comentário
02
Fev
De saída, Negromonte ignora ordem do Planalto
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:51h

O ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP) --que anunciou a aliados a intenção de pedirdemissão do cargo hoje--, descumpriu ordem do Palácio do Planalto e privilegiou aliados na alocação de verbas da pasta, informa reportagem publicada na Folha. 

Contrariando planilha do governo, o ministro reservou em 2011 valores a mais para obras incluídas no Orçamento da União por deputados da ala do PP que o apoia. Negromonte comunicou ontem ao seu grupo político no PP que pedirá demissão do cargo hoje. A situação de Negromonte agravou-se na semana passada após ser revelada a participação dele e do secretário-executivo, Roberto Muniz, em reuniões privadas com um empresário e um lobista interessados num projeto do ministério.

O episódio culminou com a demissão do chefe de gabinete do ministro, Cássio Peixoto, na quarta-feira. Muniz também deve sair. O líder do partido na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), é o favorito para assumir o cargo. 

Comente agora
02
Fev
Congresso começa 2012 com várias votações polêmicas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:27h

De férias desde 23 de dezembro de 2011, deputados federais e senadores voltam nesta quinta-feira ao trabalho e o ano legislativo começará com várias pendências. Vários projetos começaram a ser discutidos em 2011 e não foram votados, entre eles a Lei Geral da Copa, o Código Florestal, a previdência complementar dos servidores público e o Plano Nacional da Educação.

O projeto mais urgente é a Lei Geral da Copa, que precisa ser aprovada até o início de abril para não atrapalhar a preparação para a Copa do Mundo de 2014. Vários temas polêmicos ainda não têm consenso entre os deputados que participam da comissão especial que analisa o projeto. (R7)

Comente agora
02
Fev
Imbassahy diz que ausência do prefeito na Câmara é fuga
Postado por: Letícia Oliveira / 09:17h

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) criticou a ausência do prefeito de Salvador, João Henrique, na sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, (1º). Para Imbassahy, o fato de o prefeito ter viajado e mandadoo em seu lugar o vice, Edvaldo Brito, representou mais uma atitude escapista do gestor, o que, de acordo com o parlamentar, já lhe peculiar. O deputado tucano diz que o prefeito foge porque não tem o que apresentar em realizações, nem em projeto para este ano, o último da sua administração, que deverá terminar de forma melancólica.

O deputado diz ainda que a única preocupação de João Henrique, no momento, são as suas contas, seguidamente rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). "Para ver as contas aprovadas, resta apenas ao prefeito recorrer aos partidos que apóiam o pré-candidato do PT, à sucessão municipal, Nelson Pelegrino, seu aliado. Vamos ver se eles vão votar a favor de João", comentou Imbassahy. (Bahianoticias)

Comente agora
02
Fev
Neto diz que Wagner protagoniza o "governo da balela"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:16h

O deputado ACM Neto (DEM) disse ontem, em Brasília, que Jaques Wagner “protagoniza o governo da balela na Bahia”, numa comparação sobre o que vale na propaganda petista e a realidade do estado. “Na propaganda, a segurança está uma maravilha em Salvador. Na realidade, mesmo com todo o efetivo da PM na rua, a capital baiana é uma das cidades mais violentas do mundo.

Imagina o que pode acontecer agora, com parte do efetivo da polícia paralisada”, disse Neto. Ele também criticou o fato de o governo comemorar a entrega “de um número insignificante de casas em Salvador”. “Será que não gastaram mais com a propaganda do que com as casas, que não chegaram a 70? É muita cara de pau um governador vibrar com isso, sobretudo diante do grande déficit habitacional da cidade. Os soteropolitanos merecem muito mais, governador”. Para ACM Neto, Wagner quer enganar a população de Salvador no ano eleitoral. “O governo faz fumaça para tentar engalar os soteropolitanos. Na prática, temos uma cidade que não está sendo preparada como deveria para a Copa do Mundo e para o futuro. Wagner é omisso com Salvador”.(Política Livre)

Comente agora
02
Fev
Revista ligada ao governo critica PSDB e diz que Serra 'está morto'
Postado por: Letícia Oliveira / 07:51h

Em resenha sobre o livro "A Privataria Tucana", o site da "Revista de História da Biblioteca Nacional" criticou o PSDB e afirmou que o ex-governador José Serra (PSDB) está "aparentemente morto". A biblioteca é vinculada ao Ministério da Cultura. Além de ser patrocinada pelo governo e pela Petrobras, a revista tem o nome da presidente Dilma Rousseff e da ministra Ana de Hollanda no seu expediente. O texto foi ao ar no dia 24 de janeiro.

As críticas a Serra foram repercutidas nesta quarta-feira (1º) pelo jornal "O Globo". O livro, escrito pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr., acusa Serra de receber propinas de empresários que participaram das privatizações conduzidas pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Com informações Folha.

Comente agora
02
Fev
Oposição avalia ausência de João Henrique como um desrespeito à Casa
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:51h

A ausência do prefeito João Henrique na abertura do ano legislativo da Câmara de Vereadores — pela primeira vez na história da cidade, diga-se — foi um dos pontos que mais chamaram atenção da oposição.

Na opinião da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), o prefeito está atendendo aos chamados do povo e está "desocupando a prefeitura". A vereadora acrescentou que a gestão do prefeito já acabou. "É uma falta de respeito a Casa e a justificativa que foi dada para sua ausência não está altura de uma cerimônia como essa”, criticou.

Olívia Santana (PCdoB) fez coro à bancada da oposição e também se mostrou inconformada com a situação: "Último ano da gestão e ele não vem?", indagou.

Comente agora
01
Fev
Ministro Mário Negromonte pedirá demissão nesta quinta, dizem aliados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:45h

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, informou ao PP nesta quarta-feira (1º) que pedirá demissão do cargo amanhã. Ele dee entregar a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff em uma audiência no Palácio do Planalto. As informações são da Folha Online.

A colegas, Negromonte disse que não tem mais condições  "políticas e pessoais" de ficar no ministério. Ele tomou a decisão de deixar o governo depois de uma conversa hoje com os deputados Roberto Brito (PP-BA), Waldir Maranhão (PP-MA) e Vilson Covatti (PP-RS). "Ele está determinado e disposto a fazer isso amanhã. Disse que tomou a decisão por questão de foro íntimo", disse Covatti.Negromonte foi indicado pelo PP para a pasta e segundo Covatti o seu substituto deverá ser do partido. A cúpula do PP deve se reunir amanhã para discutir o assunto.

Comente agora
01
Fev
Kassab vai doar terreno para Lula na cracolândia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:57h

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), vai doar um terreno na região da cracolândia, no centro da capital paulista, para o instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A área pública, na rua dos Protestantes, será concedida por 99 anos.

No local deve ser erguido o “Memorial da Democracia”, que vai abrigar o acervo de documentos do ex-presidente. O projeto de lei para viabilizar a concessão será entregue pelo executivo na Câmara Municipal às 15h. Para ser concretizada, deve passar pela aprovação dos vereadores. (Folha)

Comente agora
01
Fev
João Henrique viaja e não participa da reabertura de atividades legislativas
Postado por: Letícia Oliveira / 15:21h

O prefeito de Salvador, João Henrique, não participará da abertura do ano parlamentar na Câmara dos Vereadores na tarde desta quarta-feira (1º). Segundo informações da Secretaria de Comunicação, o prefeito teria viajado para o Rio de Janeiro para resolver assuntos relacionados a operacionalização do metrô de Salvador junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O vice-prefeito, Edvaldo Britto representará João Henrique na atividade desta tarde. Está prevista a instalação do 4º Período Legislativo da 16ª Legislatura do prefeito João Henrique e a tradicional leitura de uma mensagem que seria feita pelo prefeito.

Ainda na tarde desta quarta-feira (1º), uma passeata promovida pelas redes sociais, Desocupa João!, promete sair do Campo Grande e ir em direção à Praça Municipal em prostesto contra o prefeito da cidade por conta da assinatura da Lei de Ordenamento de Uso do Solo (LOUOS). Esta é a segunda manifestação do grupo que não poderá contar com a presença do prefeito. No mês de janeiro, João Henrique estava na Espanha quando o protesto foi realizado. (Adalton dos Anjos)

Comente agora
01
Fev
MEC compra 900 mil tablets sem realizar estudo pedagógico
Postado por: Eliane Azevedo / 14:36h

O Ministério da Educação (MEC) gastará cerca de R$ 110 milhões na compra de 900 mil tablets para serem usados em sala de aula, mesmo sem ter produzido um estudo definitivo sobre o uso pedagógico dos aparelhos. Uma licitação para a aquisição dos equipamentos teve início na semana passada.

De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, a pasta afirmou que o desenvolvimento do método pedagógico acontecerá na prática, após a aquisição dos aparelhos. Eles serão usados na formação de núcleos, como parte de um plano piloto, em que professores e alunos trabalharão com os tablets para depois disseminarem o aprendizado. A pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Léa Fagundes, coordenadora do programa ministerial na região Sul e no Amazonas, afirma ser favorável ao uso do tablet, mas diz que a discussão sobre a compra do aparelho não passou por pedagogos. (Bahia Notícias)

Comente agora
01
Fev
Motoboy pode passar a ser atividade perigosa
Postado por: Letícia Oliveira / 14:35h

Projeto de Lei que tramita no Senado Federal quer enquadrar os serviços de mototaxista e motoboy na categoria de atividade perigosa, o que poderá resultar em adicional de 30% sobre o salário desses profissionais. Hoje, segundo informações da Agência Câmara, apenas os trabalhos que envolvem contato com produtos inflamáveis e explosivos em condições de risco acentuado recebem essa classificação na lei. De acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, o número de mortes ocasionadas por acidentes com motos quase triplicou em nove anos – foram 10.152 óbitos em 2010 contra 3.744 em 2002. O Projeto de Lei (2865/11) passa agora pelas análises conclusivas das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania do Senado. A proposta, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), tramita em regime de prioridade. (Agência Estado)

Comente agora
01
Fev
Walter Pinheiro é o novo líder do PT no Senado
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:50h

O petista Walter Pinheiro (BA) é o novo líder do partido no Senado. A definição ocorreu na manhã desta quarta-feira na reunião da bancada. O senador Wellington Dias (PI) retirou sua candidatura. Walter Pinheiro irá substituir o senador Humberto Costa (PE).

O PT também irá definir a participação dos seus integrantes nas comissões técnicas e na vice-liderança da legenda na Casa.

Comente agora
01
Fev
'Essa é a pior gestão que Salvador já teve', diz governador em exercício
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:19h

O governador em exercício, Otto Alencar (PSD) rebateu as informações de que seria candidato ao Governo do Bahia em 2014. Em contato com o Política Livre, ele afirmou que nunca pensou em sucessão. “Não sou candidato. O meu candidato é o candidato do governador Wagner”. Otto também disse que “o PSD foi criado para se pautar dentro da democracia. Nunca me manifestei atrás de cargos e não autorizo nenhum correligionário a fazer isso em nome do partido. Os deputados que vieram para o PSD sabem que não vou pedir cargo e qualquer filiado que não se sentir liberado pode pedir para sair”, declarou o presidente da sigla na Bahia.

Otto também rebateu a possibilidade de apoio do prefeito João Henrique (PP) ao pré-candidato petista Nelson Pelegrino. “Não sou o Pelegrino, mas se fosse não aceitaria o apoio de João Henrique. Quem aceitar apoio dele vai ter que conviver com esse legado e a gestão dele deixa muito a desejar. Não falo em nome de Pelegrino mas, na minha opinião, essa é a pior gestão que Salvador já teve. Ela é uma administração temerária, desastrada e que já teve duas contas rejeitadas. Tem uma série de problemas, que vão desde de dívidas altas até sub-locação de poder. Primeiro ele se aliou ao PMDB e agora ao PP. Usar o meu nome para comprometer compromisso em 2014 eu não aceito, concluiu Alencar.

Comente agora
01
Fev
'Seria uma honra ser candidato ao governo da Bahia', diz Gabrielli
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:53h

O atual presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, declarou publicamente em entrevista à rádio Sociedade, o desejo de ser o sucessor de Wagner no Estado. “Seria uma honra ser um candidato ao governo do estado, mas não estou vindo para ser candidato estou vindo para ajudar o time do governador Jaques Wagner”. Gabrielli também elogiou a administração estadual e fez questão de se colocar à disposição. “Jaques Wagner fez um excelente governo tentando reconquistar a democracia no estado.

Estruturou uma série de projetos interessantes como a ferrovia leste-oeste. Na área da educação avançou no programa contra o analfabetismo no estado, claro tudo isso pode melhorar e eu posso colaborar na melhor eficácia da gestão”. Usando o jargão futebolístico Gabrielli disse que está pronto para assumir qualquer secretaria que Wagner disponibilizar para ele. “O governador sabe que posso trabalhar na área de desenvolvimento, na área de modernização, na montagem de infra-estrutura e apoio aos projetos. Eu sou um jogador que pode atuar em várias posições”, disse Gabrielli.(Política Livre

Comente agora
01
Fev
Aliança com Kassab é um tiro no pé, diz deputado do PT
Postado por: Letícia Oliveira / 07:46h

O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) disparou nesta terça-feira contra uma eventual aliança do seu partido com o PSD do prefeito Gilberto Kasssab na eleição em São Paulo. Pelo microblog Twitter, Berzoini afirmou considerar a chapa com o PSD “um tiro no pé da militância”. “Não vejo razão para imaginar aliança com Kassab em São Paulo”, escreveu.

Para Berzoini, que foi presidente da sigla e ministro durante o governo Lula, o partido precisa demonstrar diferenças entre o atual projeto e o seu projeto para administrar a capital paulista. “O PT só vencerá e convencerá se demonstrar as diferenças reais entre o nosso projeto e o de Serra/Kassab.” Ainda segundo Berzoini, Kassab está usando a possível aliança em torno do pré-candidato petista, Fernando Haddad, para aumentar seu “cacife com o PSDB”. (Folha)

Comente agora
01
Fev
Sessão de abertura do ano na Câmara de Vereadores é marcada por protesto
Postado por: Eliane Azevedo / 05:05h

O último ano do mandado de João Henrique começou sem a presença do prefeito e com protesto dos trabalhadores do Programa de Saúde da Família (PSF) durante o tradicional mensagem de abertura do ano da Câmara Municipal. O prefeito em exercício, Edvaldo Brito (PTB), teve trabalho para declarar a reabertura dos trabalhos por conta dos gritos dos manifestantes. Vale ressaltar ainda que é a primeira vez na história que um prefeito não comparece à primeira sessão do ano da Câmara de Vereadores de Salvador. 

O prefeito em exercício acabou se exaltando diante do protesto dos trabalhadores durante a leitura da mensagem. Aos gritos ele chegou a se comparar com o presidente dos Estados unidos, Barack Obama. O manifestantes do PSF reivindicam contra o concurso realizado pela Prefeitura. Segundo eles, com a entrada dos novos aprovados na seleção, os atuais profissionais que participam do Programa podem ser demitidos. 

O prefeito em exercício também foi questionado quanto ao movimento "Desocupa, João!", que acontece na capital baiana na tarde desta quarta-feira (1º), pela segunda vez. Mesmo com a repercussão entre os meios de comunicação e na internet, Edvaldo Britto afirmou que "não poderia comentar sobre o movimento, pois desconhece o conteúdo".(Rádio Metrópole FM)

Comente agora
31
Jan
Prefeitura de Santa Teresinha muda lixão de lugar
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:43h

Atendendo ao pedido da população e cumprindo com a distancia mínima estabelecida pela lei, a Prefeitura Municipal de Santa Teresinha desativou o lixão que ficava localizado na comunidade de Taperi e está transferindo o lixo para um novo espaço fora do perímetro urbano. O prefeito Agnaldo Andrade informou que a partir desta quarta-feira (01) a população da comunidade de Taperi receberá a coleta de lixo diariamente. “Há muito tempo que precisávamos fazer essa modificação e agora conseguimos. Acreditamos que essa ação irá contribuir bastante com a qualidade de vida das pessoas que moram naquela região. A comunidade agora receberá a coleta diária de lixo e por isso, pedimos para que não seja mais colocado lixo no antigo espaço”, destacou. Com a ação, a população da comunidade de Taperi já poderá colocar o lixo nas portas em sacos apropriados para que a coleta seja realizada. A área antiga será isolada e posteriormente serão adotadas medidas que possibilitem a recuperação da área degradada.

Comente agora
31
Jan
Ministro da Justiça quer tolerância zero à mistura entre álcool e direção
Postado por: Eliane Azevedo / 17:42h

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na tarde desta terça-feira (31) que está estudando com parlamentares da Câmara e do Senado a mudança na Lei Seca e quer a implementação da tolerância zero ao álcool e direção logo. Um projeto já foi aprovado no Senado Federal e outro é discutido na Câmara dos Deputados modificando a penalidade aplicada e o valor da multa aos motoristas que beberem. Para o ministério, a proposta deveria deixar claro que nenhum nível alcoólico no sangue é permitido. A ideia de Cardozo é unir esforços para que o projeto seja completo e acabe com a sensação de impunidade no trânsito. 

- A lei é boa, mas é necessário superar problemas que possam alimentar a sensação de impunidade. A ideia nossa é modificar a lei para que a sensação de impunidade que volta novamente fazer com que as pessoas se sintam livres para beber e dirigir possa ser combatida. 

Para Cardozo, o problema da lei atual é que a Constituição garante que ninguém apresente prova contra si mesmo. Dessa forma, as pessoas fogem do bafômetro e não há provas concretas. Um novo projeto, segundo ele, aumentaria o valor da multa, modificaria os limites penais e colocaria tolerância zero para o álcool e direção. Dessa forma, valeriam como prova testemunhas, gravações, entre outras coisas. Assim, segundo ele, as pessoas passariam a soprar o bafômetro por vontade própria. (R7)

Comente agora
31
Jan
Representação que pedia investigação de Eliana Calmon é arquivada
Postado por: Eliane Azevedo / 17:37h

A representação que pedia investigações sobre a conduta da corregedora-geral da Justiça, Eliana Calmon, foi arquivado nesta terça-feira (31) pela Procuradoria Geral da República (PGR). As informações são da Agência Brasil.  

O documento foi protocolado por três associações de juízes do Brasil: Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). O arquivamento do pedido de investigação ocorre na véspera de o STF julgar uma ação de constitucionalidade que pretende limitar o poder correicional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi essa a ação em que o ministro Marco Aurélio Mello decidiu, em dezembro passado, suspender parte da resolução que disciplinava como o CNJ deveria agir na apuração de desvios cometidos por magistrados.(Rádio Metrópole FM)

Comente agora
31
Jan
Em Cuba, Dilma diz que violações de direitos humanos ocorrem em todos os países
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:03h

A presidente Dilma Rousseff disse em Cuba, nesta terça-feira, que não se pode tratar de direitos humanos como ferramenta ideológica para criticar apenas certos países. Dilma afirmou que desrespeitos aos direitos humanos ocorrem em todas as nações e citou como exemplo os denunciados na base americana de Guantánamo. "Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro. Nós no Brasil temos o nosso. Então eu concordo em falar de direitos humanos dentro de uma perspectiva multilateral", disse a presidente, em coletiva de imprensa. "Não podemos achar que direitos humanos é uma pedra que você joga só de um lado para o outro. Ela serve para nós também."

A visita da presidente ocorre 11 dias após a morte do opositor cubano Wilman Villar, que morreu em meio a uma greve de fome pela qual protestava por ter sido condenado a quatro anos de prisão. O governo cubano, porém, diz que Vilar estava preso por ter espancado sua mulher e que ele recebeu tratamento médico adequado na prisão. Questionada sobre a intenção da blogueira cubana Yoani Sánchez de visitar o Brasil, Dilma afirmou que o país já lhe concedeu o visto e que agora cabe à blogueira obter a permissão de Cuba para viajar. Yoani Sánchez é uma das mais proeminentes críticas do governo cubano e quer vir ao Brasil para o lançamento de um documentário no qual participou. (Uol)

Veja mais fotos de Dilma em Cuba AQUI!

Comente agora
31
Jan
Curso de forró no Planalto
Postado por: Eliane Azevedo / 15:58h

De acordo com a coluna Radar ON-Line, da Veja, enquanto os ministros "dançam" no governo Dilma,  "o clima no Palácio do Planalto é de arrasta-pé".  O programa de qualidade de vida da presidência começou na segunda-feira (30) a oferecer aos seus servidores um curso de forró. 

Segundo o colunista Lauro Jardim, aulas - ministradas de frma involuntária por um servidor da pasta de Gilberto Carvalho - ocorrem sempre as segundas e quartas-feiras, entre 12h15 e 13h30. 

"Um interlocutor palaciano faz galhofa: "Está vendo como não é só ministro que dança nesse governo?" 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com