As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 05/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Política

22
Jun
Aécio Neves se manifesta sobre pronunciamento de Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 22:03h

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, declarou neste sábado (22) a sua opinião sobre o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff (PT). Intitulado "A velha política e o novo Brasil", o senador divulgou uma nota afirmando que o discurso da presidente acertou ao convocar a rede nacional para apresentar a palavra do governo sobre os acontecimentos recentes, mas errou com relação ao conteúdo. De acordo com a nota, o discurso de Dilma "reproduziu exatamente o tipo de ação política que está sendo rechaçada nas ruas de todo o país" e foi "dissociado da verdade". Neves acusou Dilma de falar "como se a população brasileira fosse formada por alienados e desinformados". O senador criticou a não divulgação dos gastos das viagens presidenciais ao exterior e a influência de pessoas afastadas por desvios. Criticando as atitudes do governo, o senador elogiou o fato de o governo assumir que as obras realizadas por financiamentos não serem consideradas "obras federais, já que são recursos que serão pagos pelos tomadores". A nota finaliza afirmando que "através da voz da presidente, a velha política falou ao novo Brasil que está nas ruas". (BN)

Comente agora
21
Jun
Joaquim Barbosa lidera corrida presidencial entre manifestantes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:54h

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, lidera a corrida eleitoral entre os manifestantes de São Paulo para ocupar o lugar de Dilma Rousseff na Presidência da República, segundo pesquisa do Datafolha realizada na quinta-feira. Segundo o levantamento, o ministro do STF é o preferido de 30% dos entrevistados, seguido da ex-senadora Marina Silva, com 22%. As informações são da Folha de S.Paulo.  Dilma está em terceiro lugar, com 10% da preferência. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 5%, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 1%, vêm em seguida. A margem de erro da pesquisa, que entrevistou 551 manifestantes durante o protesto de ontem, é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comente agora
21
Jun
'Protestos mostram força da democracia, mas violência põe a perder', diz Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:38h

A presidente Dilma Rousseff (PT) fez nesta sexta-feira (21) seu primeiro pronunciamento sobre os protestos que atingem o país nas últimas semanas. A mensagem da líder nacional, de cerca de 10 minutos, foi transmitida para todo o Brasil. Na gravação, Dilma afirmou que os protestos "mostram a força da nossa democracia", mas que "a violência põe a perder muitas coisas". A mandatária brasileira disse que a mudança só pode ser atingida a partir da democracia: "só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia". "Essa violência, provocada por uma pequena minoria, não pode manchar um movimento democrático", afirmou. "Asseguro a vocês: vamos manter a ordem", disse. A petista prometeu um pacto com governadores, prefeitos e líderes do Legislativo e Judiciário brasileiros pela melhoria dos serviços público. O plano de Dilma está focado em três pontos: agilizar a aprovação de um plano nacional de mobilidade urbana, que privilegie transporte público; destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação; e contratar "milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS [Sistema Único de Saúde]". A presidente estava em silêncio havia quase dois dias e era cobrada por parte dos manifestantes. A decisão de se reportar diretamente à nação era estudada desde esta quinta (20) e foi assunto de reunião ministerial que tomou toda a manhã. (BN)

Um comentário
21
Jun
Dilma aparece com 51% das intenções de voto, segundo pesquisa Vox Populi
Postado por: Laiana Vieira / 12:20h

A presidente Dilma Rousseff aparece com 51% das intenções de voto, em pesquisa Vox Populi / Carta Capital, realizada entre os dias 7 e 11 de junho. O levantamento simulou um eventual confronto nas urnas em 2014 entre a petista, o tucano Aécio Neves, o socialista Eduardo Campos e a ex-verde Marina Silva, da Rede Sustentabilidade. Em tal cenário, Marina e Aécio teriam 14% cada um e Campos, 3%. Votos brancos, nulos ou eleitores indecisos representam 18% do eleitorado. Em outros três contextos analisados, dois deles com a presença de José Serra no lugar do senador mineiro, Dilma também lidera, com índices entre 51% e 53%. (BN)

Comente agora
21
Jun
Iniciada reunião emergencial entre Dilma e ministros
Postado por: Laiana Vieira / 11:38h

A presidenta Dilma Rousseff está reunida, neste momento, com ministros para discutir em caráter emergencial as recentes manifestações ocorridas em diversos estados, que ontem (20) levaram mais de 1 milhão de pessoas às ruas. Apenas o nome do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi confirmado pela presidência. A assessoria do Presidência, no entanto, não soube confirmar se os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, vistos ao chegarem no Palácio do Planalto, participam da reunião. A reunião ocorre após Dilma ter cancelado viagem que faria ao Japão no início da próxima semana. Ontem (20), manifestantes entregaram ao secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Diogo de Sant’ana, um documento com reivindicações dirigidas à presidenta. Hoje, Dilma lançaria, em Salvador (BA), o Plano Safra do Semiárido. A mudança na agenda foi feita a pedido do governador da Bahia, Jaques Wagner. (Agência Brasil)

Comente agora
21
Jun
Lula suspende ida a Goiânia por temer passeata
Postado por: Laiana Vieira / 11:26h

Preocupados com eventuais manifestações hostis ao partido, líderes do PT cancelaram, na quarta-feira, 19, a ida do ex-presidente Lula à festa dos 33 anos da legenda em Goiânia (GO). O discurso de Lula estava previsto para 19h. O partido foi informado de que grupos de manifestantes sairiam pela Avenida Bandeirantes, a cerca de 9 quilômetros do Centro de Convenções, onde ele falaria. Oficialmente, o ex-presidente disse que o cancelamento se devia a compromissos em São Paulo e à preparação de nova viagem à África. Procurados pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, dirigentes do PT em Goiás disseram terem sido informados pelo Instituto Lula de que um dos motivos seria evitar manifestações contra o partido. Um dos líderes do PT no Estado, Donisete Pereira, lamentou o adiamento. Ainda não foi marcada a data para a festa. (Estadão)

Comente agora
21
Jun
Protestos fazem governo repensar investimento em Eike, diz jornal inglês
Postado por: Laiana Vieira / 11:05h

Com injeção de R$ 10 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2005, as empresas de Eike Batista devem passar a ter dificuldade em receber novos investimentos se suas perdas continuarem por conta dos protestos que têm acontecido nas ruas do país, é o que aponta o jornal inglês Financial Times. A falta de credibilidade do empresário carioca pode ser determinante para que o governo esfrie a parceria. (BN)

Comente agora
21
Jun
Wagner e ACM Neto concedem coletivas para falar sobre manifestações
Postado por: Laiana Vieira / 09:55h

O governador Jaques Wagner e o prefeito de Salvador, ACM Neto, concedem entrevistas coletivas nesta sexta-feira (21) para falar sobre os acontecimentos ocorridos nesta quinta (20) durante as manifestações na capital baiana. O chefe do Executivo estadual falará às 10h30, no Salão de Atos do prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. Já o gestor municipal atenderá a imprensa às 12h no Palácio Thomé de Souza.

Comente agora
21
Jun
Dilma fará pronunciamento à nação nesta sexta sobre protestos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:39h
A presidente Dilma Rousseff fará um pronuciamento à nação, na noite desta sexta-feira (21), sobre a série de manifestações que acontece em todo o Brasil. Durante todo o dia, Dilma se dedicou a reuniões setoriais com ministros e com o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), para discutir os protestos e os atos de violência que tomaram as manifestações dos últimos dias. Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Esporte, Aldo Rebelo, Dilma pediu mais segurança durante a Copa das Confederações. O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, ficou responsável pelo diálogo do governo com os movimentos sociais.
Comente agora
21
Jun
Prefeito de Salvador critica atos de vandalismo entre as manifestações
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:32h

Após grande protesto em Salvador, que culminou em confronto entre os manifestantes e a Polícia Militar, o prefeito ACM Neto lamentou que um pequeno grupo de vândalos que destruíram alguns equipamentos públicos e também privados tenha tentado manchar a grandiosidade e a nobreza dos protestos ocorridos na cidade, considerados pelo gestor como “legítimos, democráticos e com espírito pacífico”. “A maioria das pessoas que foi às ruas se manifestar fez de forma ordeira e pacífica. A manifestação faz parte da democracia e é plenamente aceita, devendo ser entendida por todos. O lamentável é a ação dos radicais”, afirmou ACM Neto.

O Governo do Estado, através de nota, reafirmou o respeito ao direito de manifestação popular, mas também repudiou os atos de vandalismo e de depredação do patrimônio público e privado. Para o secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, a orientação aos policiais militares foi de que fosse mantida a negociação e o diálogo com as lideranças dos manifestantes. O objetivo, conforme ele, é que fosse preservada a integridade dos cidadãos e de equipamentos públicos e privados. “Infelizmente, uma pequena minoria tentou romper os limites estabelecidos da faixa de segurança para os torcedores que foram assistir ao jogo Nigéria e Uruguai, na Arena Fonte Nova. Na democracia, tem que ser respeitado o direito da manifestação, e também a segurança dos manifestantes e dos torcedores e famílias que vão para o estádio”. 

Comente agora
21
Jun
Presidente do PT apaga mensagem do Twitter chamando petistas para manifestações
Postado por: Laiana Vieira / 07:10h

O presidente do PT, Rui Falcão, retirou hoje do Twitter a mensagem com a hashtag “#OndaVermelha”, em que chamava seus leitores para se juntar aos protestos pelo país. Seu site, porém, à noite ainda mostrava mensagens com referência à hashtag. No ato na avenida Paulista, em São Paulo, houve confusão entre membros de partidos e militantes que se autodenominavam “nacionalistas”. Depois da briga, os petistas presentes acabaram se retirando da manifestação. Em entrevista à Folha de S.Paulo publicada hoje, ele já havia conclamado a militância do partido a participar do protesto na avenida Paulista liderado pelo Movimento Passe Livre. O presidente do PT também divulgou uma nota defendendo que a militância fosse às manifestações. “O PT vai pra rua! A luta por transporte público é uma bandeira histórica do PT!”, afirmou. Procurado, Falcão não foi localizado para comentar por que apagou a mensagem. (Correio)

Comente agora
20
Jun
Câmara adia votação da PEC 37
Postado por: Laiana Vieira / 17:34h

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público, marcada para o próximo dia 26, foi adiada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), por falta de acordo entre procuradores e delegados. Nessa quarta-feira (19/6), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que pediria ao presidente da Câmara que adiasse a votação da proposta. Isso porque as discussões do grupo de trabalho formado por representantes do Ministério da Justiça, do Ministério Público e das polícias Civil e Federal para discutir a PEC terminaram sem consenso. Está marcada para a próxima terça-feira (25/6), uma nova reunião dos integrantes do grupo com o presidente da Câmara. Representantes do Ministério Público criticam a proposta e a classificam como PEC da Impunidade. Para os procuradores, a PEC é uma retaliação ao trabalho desempenhando pelo Ministério Púbico no combate à corrupção. Já os policiais argumentam que a proposta não restringe a atuação do MP, mas retoma o texto da Constituição de 1988, organizando as atribuições de todos os atores responsáveis pelas investigações. Na avaliação dos delegados, o MP só pode atuar na investigação de forma extraordinária, quando houve omissão da polícia, por exemplo. A PEC 37 foi apresentada em junho de 2011 pelo deputado federal e delegado de polícia Lourival Mendes (PTdoB-MA). O texto altera trecho da Constituição, indicando que a apuração das infrações penais é função privativa das polícias Civil e Federal. A medida impedirá o Ministério Público de assumir a investigação de crimes, prática usual desde que a instituição teve os poderes ampliados na Constituição de 1988. (TB)

Comente agora
20
Jun
Petistas atribuem protestos a estilo Dilma de governar, mídia e direita
Postado por: Laiana Vieira / 16:46h

Em meio à busca de explicações para o surgimento das manifestações em todo o País, integrantes da cúpula do PT, ouvidos pelo Broadcast Político, serviço de informação em tempo real da Agência Estado, se dividem entre aqueles que culpam o governo pelo afastamento da sociedade e os que creditam a manutenção dos protestos aos interesses da direita e da mídia. Na avaliação de alguns petistas, os protestos sem uma identificação partidária revelam uma nova forma de movimento social que, no passado recente, era capitaneado pelo partido, responsável em grande parte por dar voz aos "anseios" das classes. Agora, no entanto, o partido apenas "vê a banda passar". Parte dessa falta de protagonismo atual, para alguns, deve-se a um "caldo de cultura" gerado desde o julgamento do mensalão e pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff dos políticos e consequentemente do PT. "Dilma precisa disputar a agenda da sociedade. Não o faz porque acha que é centro da gravidade", disse um petista sob a condição de anonimato. Em meio ao descontentamento com Dilma, surge entre alguns representantes do partido um sentimento de "volta, Lula". Procurado pelo Broadcast Político, o secretário de Comunicação Social do PT, Paulo Frateschi, negou que tenha qualquer movimentação interna pelo retorno de Lula. "Não é nossa avaliação. Há muito diálogo com a presidente. Ela vem dando respostas, mas mesmo assim os ataques da imprensa continuam", afirmou. Segundo ele, a permanência dos protestos nas principais cidades do País é alimentada pela mídia. "Porque vocês elogiam tanto que a luta não acabou. Vocês da mídia mesmo estão incentivando ir para o pau", disse. Para Frateschi, a falta de lideranças partidárias nos protestos também faz parte de uma ação da direita. "Os nossos adversários estão fazendo um movimento para rebaixar a política. É uma tentativa de mudar a tática por parte da direita", afirmou. (BN)

Um comentário
20
Jun
Protestos fazem Dilma cancelar viagem à Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:01h

O clima de apreensão gerado pela onda de manifestações em todo o País levou a presidente Dilma Rousseff a cancelar a agenda de viagens dos próximos dias. Ela iria nesta sexta-feira (21), a Salvador (BA), para lançar o Plano Safra para o Semiárido, e na semana que vem faria uma viagem ao Japão. A presidente avaliou que a missão ao Japão seria muito longa e que não seria o momento de ela ficar afastada uma semana do País. Em relação a Salvador, o cancelamento foi acertado com o governo Jaques Wagner (PT). A ida à capital baiana deverá ser realizada na próxima semana. (Bahia Notícias)

Comente agora
20
Jun
Dilma vai se encontrar com Felipão em Salvador
Postado por: Laiana Vieira / 13:46h

Dilma Rousseff vai se encontrar com Luiz Felipe Scolari, treinador da seleção, na Base Aérea de Salvador, nesta sexta-feira (21). A presidente receberá de Felipão uma camisa oficial do time brasileiro. Ela acompanhou a estreia do time nacional na Copa das Confederações, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, sobre o Japão, no último sábado (15). Dilma foi vaiada quando anunciava a abertura oficial do evento.  A presidente, o governador Jaques Wagner e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, lançam nesta sexta (21), às 11h, no Centro de Convenções, em Salvador, o Plano Safra Semiárido, que atenderá agricultores familiares e produtores rurais do semiárido nordestino e do norte de Minas Gerais. O programa é um braço do Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado no início deste mês de junho, com recursos de R$ 39 bilhões. Ainda para beneficiar os municípios atingidos pela seca, Dilma entrega 391 máquinas (130 retroescavadeiras e 191 motoniveladoras) para ajudar as prefeituras baianas na construção de aguadas e barragens e implantação de estradas vicinais. Também serão entregues 250 ônibus escolares, de um total de 500 previstos para a Bahia. (Correio)

Comente agora
20
Jun
Cantor Gerard Way critica 'cura gay' e ameaça 'vomitar' em Feliciano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:12h

O cantor norte-americano Gerard Way, ex-vocalista da banda My Chemical Romance, escreveu em seu Twitter, na terça-feira (18), mensagens de revolta contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), responsável pela proposta da "cura gay". "Boa sorte Brasil. Não consigo me lembrar da última vez que fiquei bravo deste jeito. Minha pele até está formigando. Se eu encontrar este cara, vou fazer meu melhor para vomitar nele. Não preciso me esforçar tanto", afirmou. "Vamos relaxar. Manter a coisa pacífica #vomitisok [vômito é ok]", publicou. "Citando Morrissey, em um show que eu participei, que disse a um segurança que estava perturbando uma criança - 'você é feio, um homem feio'", escreveu em mensagem direta ao político, que depois foi apagada. O projeto, que passou pelo aval da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, procura desenvolver tratamentos psicológicos para "curar" pessoas da homossexualidade.

Comente agora
20
Jun
Aécio, Campos e Marina firmam pacto contra o PT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:45h

Prováveis candidatos de oposição na disputa presidencial do ano que vem, os presidentes do PSDB, senador Aécio Neves (MG), do PSB, Eduardo Campos, e a ex-ministra Marina Silva uniram esforços contra um adversário comum, o PT. E vêm conversando sobre uma estratégia única de atuação desde que a Câmara votou e aprovou em regime de urgência, em abril, o projeto de lei que cria obstáculos ao acesso de novos partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda política na TV.

De acordo com informações de auxiliares dos três, eles têm trocado telefonemas pelo menos uma vez por semana. Falam da necessidade de manter a união entre si, fixando-se principalmente no combate à proposta que cria a dificuldade para criar novos partidos. A ideia é atrasar a votação no Senado até outubro, quando a lei, mesmo aprovada, não valeria para 2014.

Comente agora
19
Jun
PT diz que manifestações são legítimas e recomenda a Diretório Nacional que governos reduzam tarifas de ônibus
Postado por: Letícia Oliveira / 22:21h

Em nota divulgada nesta quarta-feira (19), o Partido dos Trabalhadores (PT), disse que as manifestações realizadas em todo o país comprovam os avanços democráticos conquistados pela população, que as manifestações são legítimas e as reivindicações e os métodos para expressá-las integram o sistema democrático. “Avançamos e podemos avançar ainda mais. Na área de mobilidade urbana, que agora catalisa manifestações em centenas de cidades, várias conquistas ocorreram em governos do PT, como o Bilhete Único, pelo Governo Marta em São Paulo, que resultou na redução de 30% no custo do sistema”, disse o PT em nota. A sigla disse ter certeza de que o movimento saberá lidar com os atos isolados de vandalismo e violência, de modo que não sirvam de pretexto para tentativas de criminalização por parte da direita. A nota informa ainda que o Diretório Nacional do PT recomendou aos governos da legenda que encontrem uma resposta necessária, que, no curto prazo, reduza as tarifas de transporte e, num médio prazo, em conjunto com os governos estadual e federal e com ampla participação popular, discuta soluções para um novo financiamento público da mobilidade urbana.

Comente agora
19
Jun
Para Imbassahy Dilma só está preocupada com a reeleição
Postado por: Samile Damasceno / 17:45h

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) considera justificável a queda considerável, na aprovação da presidente Dilma Rousseff, de 63% em março, para 55% em junho, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira, 19. Segundo Imbassahy, em lugar de estar preocupada com os rumos do país, como reivindica, nas ruas, a população, o que rege a cabeça da presidente é a possibilidade de reeleição, no próximo ano. Para Imbassahy foi grave e equivocada a decisão de Dilma Rousseff de se reunir, na terça-feira, em São Paulo, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o marqueteiro do P T, e da campanha presidencial de 2010, João Santana, para decidir sobre o que falar e fazer, com relação às manifestações. “Foi uma decisão impensável, que só mostra o quanto a presidente está preocupada com as eleições. Em lugar de se encontrar com o marqueteiro, ela deveria estar reunida com autoridades econômicas e temáticas buscando medidas que atendam aos apelos populares”, bateu. (Política Livre)

Comente agora
19
Jun
Partidos políticos negam estar se aproveitando das manifestações
Postado por: Samile Damasceno / 14:51h

Em um ritmo cada vez menos previsível, centenas de brasileiros tomaram as ruas nos últimos dias para manifestações que tiveram como marco inicial o aumento das tarifas de ônibus em São Paulo. O estopim, na verdade, tornou-se apenas a faísca que faltava para transbordar sentimentos distintos e, por vezes, disformes. Ainda assim, no meio das mobilizações, partidos políticos encontram espaço para discordar sobre a participação de representantes com bandeiras das legendas em punho. A discussão foi levantada a partir de uma nota de apoio à mobilização que aconteceu nessa terça-feira (18/6), em Camaçari, remetida por um vereador do DEM. Citado por apropriação indevida da mobilização, o próprio diretório municipal apressou-se em desmentir a situação. Porém, o caso abriu brecha para o debate se existe alguma legenda apta a se apresentar como organizadora das manifestações nas principais cidades brasileiras e que começam a encontrar eco em municípios como Paulo Afonso, Valença e Jequié.

Para o deputado estadual Paulo Azi, presidente estadual do DEM, a declaração sobre Camaçari “não se trata de apropriação, mas de apoio à manifestação”. “A mobilização é resultado do aumento da insatisfação da população sobre assuntos diversos, como o aumento do custo de vida, a precariedade dos serviços públicos prestados”, avalia Azi. Na opinião dele, é natural o comportamento dos filiados ao DEM de participarem das manifestações, apesar de ponderar que os movimentos “deixam a classe política numa situação desconfortável”. “Os questionamentos presentes no movimento são feitos há muito tempo pela oposição. É hora dos governos reavaliarem suas prioridades”, critica o democrata, que ainda alfineta: “O PT e o PCdoB que sempre se utilizaram dos movimentos para atingir seus objetivos”.

Comente agora
19
Jun
Aprovação do governo Dilma cai de 63% para 55%
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:59h

A aprovação do governo Dilma Rousseff passou de 63% em março (recorde na ocasião) para 55% em junho, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (19). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais. O percentual de 55% é o dos entrevistados que consideram o governo "bom" ou "ótimo", de acordo com o levantamento. O Ibope ouviu 2002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios entre os últimos dias 8 e 11 deste mês. O índice dos que consideram o governo "regular" passou de 29% para 32%. Já o percentual dos que consideram o governo “ruim ou péssimo” passou de 7% para 13%.

Comente agora
19
Jun
Geddel será candidato ao governo da Bahia, diz jornal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:11h

O vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal Geddel Vieira Lima comunicou na última terça-feira (18) à direção nacional do PMDB que será candidato ao governo da Bahia.  Segundo o Jornal o Estado de S. Paulo, o prefeito ACM Neto e seu partido, o DEM, apoiarão a candidatura de Geddel.  Comporão a coligação também o PSDB, PPS, PV e PTN. Recentemente, o peemedebista foi apontado por uma pesquisa do Instituto P&A como líder na corrida eleitoral, na hipótese em que ACM Neto não concorra ao cargo de governador.  Geddel lideraria com 23,2%, contra 13,1% de Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro viria em terceiro, com 9,5%. (Metro1)

Comente agora
19
Jun
Caetano Veloso defende protestos, chama Alckmin de insensível e critica Arnaldo Jabor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:55h

Diante das mobilizações populares que acontecem em todo o Brasil, diversas personalidades resolveram se manifestar e apoiar a causa. E o cantor Caetano Veloso, que sempre opina sobre diversos temas espinhosos, não podia ficar de fora. Em postagem feita nesta madrugada em seu perfil no Facebook e site oficial, Caetano diz se identificar com os manifestantes: “Eles estão dando voz a sentimentos ainda inarticulados. Têm que nos fazer pensar. Relembro as passeatas dos anos 1960 e penso nos movimentos que se dão na Turquia agora, como se deram faz pouco nos EUA, na Espanha, na Grécia, em vários países árabes. Me sinto em sintonia com essas pessoas. A fala de Alckmin, reduzindo tudo a ação de baderneiros e vândalos, foi insensível. Está por fora”. Em seu texto, Caetano aproveita para criticar o posicionamento do colunista da Rede Globo, Arnaldo Jabor: “Não chamaria Jabor de burro, como acontece na cômica montagem que fizeram da fala dele com uma gravação minha dos anos 1970, mas acho superficial dizer que esses movimentos são pura ilusão nostálgica de grupos de classe média, que sonham com as marchas de que ouviram falar. Os 20 centavos podem não doer no bolso da maioria dos manifestantes mas são essenciais para os pobres que precisam de transporte público. Nada diz que jovens que não pertencem às classes necessitadas não podem reclamar por elas”.

Comente agora
19
Jun
Para OAB, aprovação de 'cura gay' por comissão é 'lamentável'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:05h

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wadih Damous, classificou nesta quarta-feira (10) como "lamentável" a aprovação pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara do projeto que autoriza piscólogos a proporem tratamento para reverter a homossexualidade, a chamada "cura gay". A sessão que aprovou a proposta foi presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que conseguiu colocá-la em votação após várias semanas de adiamento por causa de protestos e manobras parlamentares contra o projeto. Marco Feliciano é alvo de protestos desde que assumiu o cargo em razão de falas supostamente homofóbicas e racistas.

Para Wadih Damous, segundo nota da OAB, a aprovação é "mais um dos absurdos cometidos pela chamada de Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados". "É lamentável uma proposição como essa justamente no momento em que o país assiste a uma mobilização social capaz de enfrentar práticas fundamentalistas e dar efetividade à defesa e garantia dos direitos humanos", afirmou.

Um comentário
19
Jun
Universitários organizam manifestação para dia 25 de junho em Cachoeira; ato é apoio ao movimento Passe Livre
Postado por: Fábio Santos DRT 8769 / 10:20h

Universitários da Federal do Recôncavo em Cachoeira, organizam pela rede social a manifestação #vempraruaCachoeira,em apoio ao Movimento Passe Livre, que acontece em várias capitais do Pais.  O ato de protesto será realizado no dia 25 de Junho, quando a cidade histórica tona-se por um dia, a capital da Bahia. A transferência foi aprovada em Lei em 2008, pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Jaques Wagner (PT). A data comemora o 25 de junho de 1822, quando Cachoeira e alguns municípios vizinhos, iniciaram as lutas pela independência da Bahia. Aproveitando o momento, em que o município irá contar com a presença do Governador, deputados estaduais e federais, além de secretários estaduais, e representantes políticos locais, os ativistas organizam um protesto pacifico a fim de chamar a atenção das autoridades presentes ao evento de comemoração da data que acontece na Câmara de vereadores. De acordo com os idealizadores do movimento, o ato é livre e sem cunho partidário; é um ato social, ressalta.  Os ativistas dizem que a manifestação será em prol a melhorias na Educação, Saúde e Segurança Pública. Segundo o grupo, essas ações serão refletidas nas próximas eleições. O manifesto #vempraruaCachoeira,  irá contar  com a presença de estudantes das  mais diversas cidades do recôncavo.  O protesto irá ocorrer no dia 25 de Junho, com concentração ás 8:00 horas na Praça da Aclamação.

 

Reportagem: Fábio Santos/ Voz da Bahia 

Comente agora
19
Jun
Jaques Wagner pede calma aos manifestantes
Postado por: Laiana Vieira / 09:11h

O governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) defenderam o direito de os manifestantes realizarem grandes atos públicos, mas sem cometer excessos. A capital baiana prepara-se para receber dois jogos da Copa das Confederações , na Arena Fonte Nova: Nigéria x Uruguai, nesta quinta-feira, e Brasil x Itália, no sábado, e há a previsão da realização de manifestações nos dois dias em frente ao estádio. Jaques Wagner se diz “preocupado”, pede calma a todos e afirma que as forças de segurança do Estado vão garantir o direito das pessoas a se manifestar quanto a tranquilidade dos espectadores dos jogos. (A Tarde)

Comente agora
19
Jun
Preocupação agora é definir comando do PT na Bahia, diz Rui Costa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:52h

O secretário da Casa Civil do governo da Bahia e pré-candidato do PT à sucessão estadual em 2014, Rui Costa, garantiu nesta terça-feira (18) que o partido ainda não tomou nenhuma decisão sobre o nome do futuro postulante ao cargo de mandatário baiano. Segundo o petista, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM, apresentado por Samuel Celestino e Daniela Prata, a preocupação agora é definir quem comandará a legenda no estado a partir do ano que vem. “Dentro do PT, o primeiro passo é resolver o problema das eleições internas do partido. O PT é um partido democrático que elege, diretamente, a direção e nacional, estadual e municipal, com o voto direto de cada filiado do partido, no país inteiro”, afirmou. Costa já declarou apoio à candidatura do ex-sindicalista Everaldo Anunciação à presidência estadual da sigla. Anunciação é ligado à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB). Já Costa pertence à corrente Reencantar, liderada na Bahia por ele e pelo governador Jaques Wagner (PT). Ainda segundo Rui Costa, o nome do futuro candidato para disputar o pleito de 2014 só será oficializado em dezembro. “Quem fará a coordenação desse processo será o governador Jaques Wagner. Ele será o maestro desse processo, democraticamente, como é o seu perfil, ouvindo os partidos, o PT, e ele já está fazendo isso. (...) Esse processo será decidido, evidente, pelo conjunto das forças políticas que hoje governam o estado", despistou. (Foto: Tudo FM)

Comente agora
18
Jun
Itamaraju: Prefeito é punido por irregularidades com gastos nos festejos juninos
Postado por: Letícia Oliveira / 21:36h

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta terça-feira (18), votaram pela procedência parcial do termo de ocorrência lavrado contra Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), prefeito de Itamaraju, que fica no sul baiano, por irregularidades cometidas no exercício de 2010. O relator do parecer, Conselheiro Paolo Marconi, aplicou uma multa no valor de R$ 3.500 ao gestor, que ainda pode recorrer da decisão. O termo enumera diversas falhas relativas aos seguintes procedimentos licitatórios: Pregão Presencial nº 007/2010, Inexigibilidade nº 008/2010 e Convite nº 020/2010, no montante total de R$ 544.973 que tiveram por finalidade a prestação de serviços na realização das festividades juninas de 2010, com a contratação dos credores Ágil Produções e Eventos Ltda e P.R.A. dos Santos.

A relatoria identificou que a contratação por inexigibilidade da empresa Ágil Produções e Eventos Ltda., com a finalidade de selecionar atrações artísticas, foi indevida, uma vez que os contratos de exclusividade celebrados entre a empresa contratada e os artistas, estabelecem exclusividade com os artistas apenas nos dias específicos das apresentações, o que demonstra que não foram efetuadas diretamente com os artistas nem com seus empresários exclusivos para que seja admitido esse tipo de contratação excepcional. (BN)

Comente agora
18
Jun
Romário diz que obras da Copa de 2014 serão maior roubo da história do país
Postado por: Letícia Oliveira / 21:20h

O ex-jogador e deputado federal Romário, um dos principais críticos à organização da Copa do Mundo de 2014, declarou temer que o campeonato se torne o "maior roubo da história do país", tudo por causa da má gestão dos políticos brasileiros envolvidos. "Esta palhaçada vai piorar quando faltar um ano e meio para o mundial. O pior está por vir, porque o governo irá viabilizar as obras emergenciais, que não precisam de licitações. Por isso, estamos fadados a assistir ao maior roubo da história do Brasil", escreveu Romário em sua página no Facebook. Para o ex-jogador, o governo engana o povo, e a presidente Dilma Rousseff  "está sendo enganada ou se deixa enganar quando afirma que a Copa no Brasil será a melhor edição de todos os tempos".

Comente agora
18
Jun
Dilma: protestos repudiam corrupção e uso indevido do dinheiro público
Postado por: Letícia Oliveira / 20:55h

A presidente Dilma Rousseff aproveitou o final de seu discurso de lançamento do novo código da Mineração, no Palácio do Planalto, para defender o seu governo contra os protestos que levaram ontem às ruas quase 250 mil manifestantes. Ela disse nesta terça-feira que o Brasil fica mais forte com protestos, e que o governo ouve as “vozes pela mudança”. A presidente afirmou que a mensagem das ruas, além de reivindicar melhores serviços públicos, condena a corrupção e o mau uso dos recursos públicos. — Essa mensagem direta das ruas é pelo direito de influir nas decisões de todos os governos, do Legislativo e do Judiciário. Essa mensagem direta das ruas é de repúdio à corrupção e ao uso indevido do dinheiro público. Essa mensagem direta das ruas contempla o valor intrínseco da democracia — disse a presidente. (Oglobo)

Comente agora
18
Jun
Manifestações e acesso ao estádio devem ser assegurados, diz governo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:01h

O secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, afirmou nesta terça-feira (18), que as manifestações em várias capitais do país, inclusive Salvador, demonstram o “amadurecimento da democracia no Brasil”. De acordo com ele, a orientação do governo é que o direito de manifestação conviva com o direito de acesso ao estádio, das famílias que vão assistir aos jogos da Copa das Confederações. “Na democracia é assim, cada um expressa a sua opinião e vontade e respeita a opinião e vontade dos outros”, reforçou. Robinson garantiu que o Governo do Estado reconhece o direito do cidadão de protestar e reivindicar melhorias para seus estados e para o Brasil. “Nós tivemos ontem uma experiência em Salvador, onde o direito a manifestação conviveu com outros direitos de todo cidadão, inclusive a segurança dos manifestantes. Esperamos que este seja o padrão de outras manifestações que estão agendadas”, observou.

Comente agora
18
Jun
Projeto de lei de senador propõe que protestos durante a Copa sejam considerados terrorismo, com penas de 15 a 30 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:00h

A reação da classe política aos protestos da sociedade realizados nos últimos dias não demorou, e um projeto de repressão, de autoria dos senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ), Ana Amélia (PP-RS) e Walter Pinheiro (PT-BA), apresentado em 2011 pode voltar à pauta do Congresso Nacional nos próximos dias. O PL 728/2011 prevê que manifestações durante a Copa das Confederações, que está acontecendo este mês, e Copa do Mundo, que será realizada em 2014, sejam tratadas como atos de terrorismo e limita o direito dos trabalhadores à greve. O texto do projeto na página do Senado diz que a lei “define crimes e infrações administrativas com vistas a incrementar a segurança da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo de Futebol de 2014, além de prever o incidente de celeridade processual e medidas cautelares específicas, bem como disciplinar o direito de greve no período que antecede e durante a realização dos eventos, entre outras providências”. As penas previstas no projeto variam entre 15 a 30 anos, e especifica que questões ideológicas sejam enquadradas em crimes de terrorismo. Diz o texto do PL 728/2011: “Terrorismo. Art. 4º Provocar ou infundir terror ou pânico generalizado mediante ofensa à integridade física ou privação da liberdade de pessoa, por motivo ideológico, religioso, político ou de preconceito racial, étnico ou xenófobo: Pena – reclusão, de 15 (quinze) a 30 (trinta) anos”.

3 comentários
18
Jun
PT critica Benito e defende apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff
Postado por: Laiana Vieira / 11:12h

As declarações do presidente nacional do PTB, Benito Gama, de rejeitar apoio automático do partido à presidente Dilma Rousseff na disputa das eleições de 2014 foi criticada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia. De acordo com lideranças da sigla, “quem integra um partido precisa defender o projeto até o fim”. Em entrevista exclusiva à Tribuna, o substituto do delator do mensalão, Roberto Jeferson, na presidência nacional do PTB, ressaltou que, apesar de o partido integrar a base governista, o apoio à reeleição de Dilma dependerá de gestos do Planalto e da abertura de espaços na máquina federal. Com a indicação do baiano Benito Gama para a vice-presidência do Banco do Brasil, o PTB, que estava com relação estremecida com o PT desde os relatos do mensalão feito por Jefferson, passou a integrar a base do governo federal. Contudo, Gama não garantiu apoio automático à petista nas eleições presidenciais e ressaltou já ter sido procurado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que é candidatíssimo, e pelo tucano Aécio Neves. De acordo com o presidente estadual do PT na Bahia, Jonas Paulo, quem está na base de governo do PT tem obrigação de defender e apoiar o partido. “Não posso ser de um governo e não defender sua candidatura. Quando entro em um partido, obviamente, preciso estar para incorporar o projeto dele. Não tenho como comentar as declarações de Benito Gama porque não vi, mas afirmo que isso não existe. Quem está na base governista precisa defender o projeto e a reeleição até o fim”, garantiu o petista. (TB)

Comente agora
18
Jun
Dilma e Wagner entregam, na Bahia, equipamentos que beneficiam agricultores e prefeituras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:54h
A visita a Salvador, na próxima sexta-feira (21), da presidente da República, Dilma Rousseff, para lançar o Plano Safra Semiárido, de apoio à agricultura no Estado, será destacada pelo governador Jaques Wagner no programa de rádio desta terça-feira (18). “Mais uma vez, a presidenta Dilma estará entre nós para cuidar da nossa agricultura, do semiárido, do nosso povo da agricultura familiar”. No mesmo programa, o governador ressalta a programação dos festejos de São João na capital e nos municípios do interior, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). Ele fala também da realização da Copa das Confederações 2013 no Brasil, destacando os jogos que serão disputados, esta semana, em Salvador. 
“Espero que a gente possa ver um belo espetáculo, tanto na quinta-feira [dia do jogo Nigéria e Uruguai], quanto, principalmente, no sábado, com o jogo do Brasil e Itália”. Para ele, a Copa das Confederações serve como um treinamento para as cidades-sede se prepararem para um espetáculo mais concorrido, que é a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Ele enfatiza que, quando se faz um grande movimento e um grande investimento como esses, a cidade também ganha, com os empregos gerados, a atração de novos turistas, entre outros. 
Comente agora
18
Jun
Pinheiro se mostra preocupado com antecipação de 2014: 'Vai começar a segregar'
Postado por: Laiana Vieira / 07:08h

Mesmo entre os nomes citados para a sucessão ao governo do Estado, o senador Walter Pinheiro (PT) criticou, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM 102,5, os debates que já se delineiam acerca da candidatura apoiada pelo governador Jaques Wagner. “O grande erro é a antecipação. Se a gente começa a antecipar, a gente traz para o ano de gestão a congestão”, definiu, em conversa com o jornalista Samuel Celestino. “O ano fica contaminado com a eleição. O PT quer dizer que nós pleiteamos que se processe um nome do PT. É lícito isso? É, mas o partido não pode desconsiderar que Wagner é líder do processo, mas tem outros partidos. Tem uma liderança natural. Os partidos vão ter que tomar posição. O meu partido tem que fazer seu debate e levar para o governador o projeto. Se a gente continuar, vai começar a desagregar”, completou o senador. Ele acredita que alguns excessos já foram cometidos com a antecipação da discussão. Sem citar nomes, o parlamentar faz um alerta: “Compete aos partidos uma postura condizente nesse encaminhamento. É importante que as posições dos partidos não contaminem a gestão e não ultrapassem os limites”. O senador petista acredita que o momento é de, em vez de “empurrar”, “agregar ao máximo, para o projeto seguir de forma consistente”. (BN)

Comente agora
17
Jun
Mutirão do TRE-BA vai atender na Ilha de Itaparica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:08h

Um total de 225 moradores de Conceição do Almeida, localizada no Recôncavo baiano, foram atendidos pelo projeto TRE Perto de Você no último fim de semana. Do total de solicitações feitas pelos eleitores, 105 trataram de alistamento eleitoral (emissão da primeira via do título), 43 de transferências e 77 de revisões cadastrais. O mutirão vai atravessar agora a Baía de Todos os Santos e segue para o município de Vera Cruz, localizado na Ilha de Itaparica. Lá o atendimento será realizado na Escola Júlio Virgílio de Santana (Rua da Usina, s/nº - Mar Grande), no sábado e domingo (29 e 30/6), das 9h às 17horas. O mutirão TRE Perto de Você priorizou para este ano a missão de levar às zonas rurais e aos locais aonde não existem postos de atendimento da Justiça Eleitoral todos os serviços oferecidos ao eleitor. Serão oferecidos em Vera Cruz atendimentos como a emissão da primeira e segunda via do título, a revisão dos dados cadastrais  a transferência. Para ser atendido é necessário apresentar o documento de identidade e um comprovante de residência.

Comente agora
17
Jun
Agentes de saúde vão ajudar na divulgação do recadastramento biométrico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:48h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ganhou um importante apoio no projeto de recadastramento biométrico das 37 cidades baianas em 2013 previsto para começar em 3 de julho. Os agentes de saúde das cidades de Ubaitaba, Gongogi e Aurelino Leal, que compõe a 73ª Zona Eleitoral, participarão da divulgação junto aos eleitores nos dias que antecederão o início do procedimento. A participação dos agentes é fruto da parceria entre o TRE-BA e as prefeituras dos 37 municípios baianos que passarão pelo recadastramento biométrico a partir do dia 3 de julho. No caso da 73ª ZE, as cidades possuem zonas rurais muito extensas e o fato de os agentes estarem envolvidos com as famílias da comunidade tornam a divulgação mais efetiva. As cidades contam com veiculação de rádio, mas não têm veiculação televisiva. Por isso, a expectativa é que os agentes de saúde cubram toda a zona rural aonde as notícias acerca do recadastramento não chegarem. “A gente espera ter uma penetração maior do que existem através dos meios de comunicação normais”, afirmou Paulo Pedreira, Chefe de Cartório da 73ª ZE. Os agentes foram encarregados de fazer o primeiro contato com a população anunciando a novidade da Justiça Eleitoral.

Comente agora
17
Jun
Lula pode voltar em 2018 se Campos disputar Presidência
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:57h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), um duro recado. Se Campos disputar o Planalto com a presidente Dilma Rousseff, Lula poderá dar o troco e se candidatar ao mesmo cargo em 2018. Explica-se: Campos pretende concorrer em 2014 porque, mesmo que perca a eleição, ganhará mais músculos para tentar novamente em 2018. Com Lula na parada, seria mais difícil vencer. A advertência de Lula não deve ser tomada ao pé da letra. Lula acredita que Campos ainda pode apoiar Dilma. É melhor entender o aviso como um sinal de como sua relação com Campos está esfrangalhada. (Epoca)

Comente agora
17
Jun
Candeias: entrada de prefeito no PSD foi democrática, diz Otto
Postado por: Laiana Vieira / 11:44h
O presidente estadual do PSD, Otto Alencar, esteve na manhã desta segunda-feira (17) em Candeias para prestigiar a posse do mais novo presidente do diretório do partido na cidade, o prefeito Sargento Francisco. A chegada do edil na legenda foi cercada de polêmicas porque, anteriormente, o diretório era coordenado pelo ex-deputado estadual Júnior Magalhães, adversário político do prefeito. Otto, porém, não quis polemizar e argumentou que o processo foi feito dentro das regras e no regime democrático. Secretário estadual de Infaestrutura, Otto descreveu a investida como uma articulação do deputado federal Paulo Magalhães e do ex-deputado estadual Clóvis Ferraz. Eles acolheram o desejo de Francisco em mudar de partido e procuraram Otto, que consultou outros quadros e bases da sigla no estado e na cidade e, ao final do processo, não viu problema na chegada do prefeito ao PSD. O vice-governador garante também ter procurado Júnior Magalhães para debater o assunto, mas não foi recebido. Por conta disto, julgou não haver discordância na filiação do prefeito. O próprio Francisco também recusou entrar na polêmica e afirmou que seu grande desejo era entrar em uma sigla da base do governador Jaques Wagner (PT) devido à facilidade em obter investimentos e apoio em sua gestão. Por conta disto, o novo presidente do diretório já conta com a chegada de verbas para realizar investimentos na construção do anel rodoviário de Candeias e também para intervenções em iluminação para os bairros. Entre os presentes na condução de Francisco à liderança do diretório, apenas o ex-deputado Clóvis Ferraz falou sobre as desavenças entre o prefeito e Júnior Magalhães.
Comente agora
17
Jun
Morre prefeito de Ibicuí
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:40h

O prefeito de Ibicuí, Cornélio (PDT), morreu na madrugada desta segunda-feira (17), aos 50 anos, em Vitória da Conquista, segundo o site Políticos do Sul da Bahia. O gestor foi levado para a cidade após passar mal neste domingo (16) e foi internado na UTI. De acordo com a página, Cornélio teve complicações decorrentes de uma cirurgia realizada no estômago. O pedetista foi eleito pela primeira vez prefeito de Ibicuí em 2012. No seu lugar, assumirá a vice-prefeita Gilnay Santana (PTN).

Comente agora
17
Jun
Benito Gama rejeita apoio automático do PTB a Dilma Rousseff em 2014
Postado por: Laiana Vieira / 07:36h

Substituto do delator do mensalão Roberto Jeferson na presidência nacional do PTB, o baiano Benito Gama diz que o partido integra hoje a base do governo federal, com a indicação dele para a vice-presidência do Banco do Brasil, mas que isso não garante apoio automático à reeleição da presidente Dilma Rousseff, em 2014. Para isso, Benito diz que dependerá de gestos do Planalto e da abertura de espaços na máquina federal. Os petebistas esperam a indicação de um ministério. “O PTB precisa de espaço para expor suas ideias, precisa de um ministério. Esse é o grande pleito que as bancadas têm hoje junto ao governo federal”. O dirigente pedetista diz ainda que já foi procurado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que é candidatíssimo, e pelo tucano Aécio Neves. Estão em compasso de espera, antes de anunciar o entendimento sobre a sucessão presidencial. Na Bahia, o PTB selou a aliança com o governador Jaques Wagner, que foi, inclusive, o elo de ligação com a presidente da República. (TB)

Comente agora
16
Jun
Duda Mendonça vê risco para Dilma em caso de 2º turno
Postado por: Letícia Oliveira / 14:14h

O publicitário Duda Mendonça, marqueteiro responsável pela campanha vitoriosa de Lula à presidência em 2002, disse, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada neste domingo, que a presidente Dilma Rousseff é favorita para se reeleger no ano que vem, mas corre risco de deixar o cargo caso o pleito vá para o segundo turno. Segundo Mendonça, essa situação é “perigosíssima” para quem está no poder.

Para o marqueteiro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), é o maior “risco” para Dilma, por ser realmente novo, simpático e uma surpresa, ao contrário de Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva, que ainda luta para registrar seu partido. Duda Mendonça afirmou também que nunca mais falou com o ex-presidente Lula depois de seu depoimento no julgamento do mensalão – do qual foi absolvido -, quando revelou que recebera dinheiro no exterior. Mendonça afirmou que gostaria de se encontrar com o ex-presidente petista, mas que isso também depende da vontade de Lula. 

Comente agora
16
Jun
Wagner e Neto disputam visibilidade em Salvador, apesar de parceria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:04h

Apesar da boa convivência administrativa e de assumirem de forma conjunta grandes obras para Salvador, o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito da capital, ACM Neto (DEM), disputam visibilidade em meio às transformações que a cidade deve sofrer nos próximos meses. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, anuncia que as obras na capital são resultado "unicamente" da sensibilidade de Wagner e da presidente Dilma Rousseff. "É óbvio que grandes intervenções só são possíveis com a participação dos governos estadual e federal", declarou. Já os aliados de ACM Neto tentam provar que a premissa não tem fundamento. "O eleitor vai olhar para o futuro e ver quem pode iniciar um novo ciclo para a Bahia", disparou o secretário municipal de Transporte, José Carlos Aleluia, de olho em 2014. A ação institucional conjunta pregada por Estado e Município, no entanto, tem se revelado positiva para ambos os lados, já que rendeu recuperação da imagem do governo em Salvador e consolidou a imagem positiva da nova gestão da prefeitura. O governo municipal tem recorrido a liminares na Justiça para conseguir recursos federais para obras na capital, enquanto o governo do Estado deve concentrar em 2013 pelo menos 70% dos R$ 10 bilhões assegurados desde 2007. Informações do A Tarde. (Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias)

Comente agora
15
Jun
"Roubo das riquinhas e levo para os pobres", diz Dr. Rey, que deve vir candidato a deputado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:03h

No ar em 172 países, com seu programa de TV de cirurgias plásticas, o brasileiro Roberto Miguel Rey Júnior, o Dr. Rey, diz que fatura US$ 100 milhões por ano com produtos licenciados, cirurgias e apresentações na TV. Mora numa mansão avaliada em US$ 6 milhões em Beverly Hills e acaba de comprar um apartamento no bairro nobre do Itaim, em São Paulo. Filiou-se ao PSC (Partido Social Cristão), o mesmo do pastor Marco Feliciano, que pretende lançá-lo a deputado federal no ano que vem. A Época ele falou da nova carreira.

ÉPOCA –Qual será sua plataforma eleitoral?

Dr. Rey – Sou uma espécie de embaixador do Brasil, como Gisele Bündchen e Anderson Silva. Quero mostrar que o brasileiro não é uma piada. É inacreditável que menos de 9% do PIB brasileiro vá para a saúde. Meu governo seria metade Obama, pelo lado social, e metade Ronald Reagan, pelo econômico. Venho da classe D, e meu barraco não tinha eletricidade. O brasileiro só rouba porque está desesperado, assim como eu fazia nos mercados paulistas. Se estivesse no Brasil, estaria na cadeia.

Comente agora
15
Jun
Cícero Dantas: Prefeitura é proibida de gastar com o São João
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:27h

A prefeitura do município de Cícero Dantas, no norte da Bahia, está proibida de gastar verbas públicas com o São João e demais eventos festivos ou publicidade oficial. A medida foi tomada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) na quinta-feira (13), depois que a gestão do município descumpriu a determinação de interditar e apresentar soluções de melhoras no local reservado à destinação do lixo produzido na cidade. Segundo a solicitação do promotor de Cícero Dantas, Rodrigo Cavalcanti Reis, o impedimento foi assinado pela juíza da comarca, Denise Vasconcelos, depois que o governo municipal descumpriu as promessas que já duravam sete anos.

Em nota, o MP informou que foi descumprido o "Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta celebrado entre o Município e o MP, em julho de 2006, com o objetivo de sanar os graves problemas referentes ao tratamento de resíduos sólidos na cidade." Além da proibição, a prefeitura também deverá pagar uma multa que já chega aos R$ 63,3 mil, pelo descumprimento do termo. A promessa incial da prefeitura era de elaborar projetos para instalação dos depósitos de resíduos sólidos urbanos, hospitalares sépticos e industriais perigosos; requerer a licença ambiental para poder realizar os projetos; alocar e construir o depósito de lixo de acordo com o aprovado no licenciamento; apresentar ao MP alcance, forma de execução e cronograma dos serviços de limpeza pública e coleta de lixo; recuperar a área onde se localiza o lixão da cidade e fazer manutenção técnica devida do aterro sanitário. Os representantes do município foram procurados para comentar a decisão, mas ninguém foi encontrado durante a manhã deste sábado (15). (G1)

Comente agora
15
Jun
Partido de Marina Silva alcança 550 mil assinaturas
Postado por: Letícia Oliveira / 15:46h

O partido que a ex-senadora Marina Silva pretende fundar, a Rede Sustentabilidade, alcançou a marca de 550 mil assinaturas e vai aproveitar agendas públicas, como os jogos da Copa das Confederações, para alcançar 800 mil apoiadores. A próxima fase da coleta é, segundo ela, conquistar mais 250 mil assinaturas para suprir uma perda de 25% a 30% de fichas preenchidas com algum tipo de erro ou letra ilegível. "Queremos ter segurança total. Vamos chegar a 800 mil para evitar qualquer problema de falta de assinaturas em função da perda de 30%. Vamos continuar mobilizados. Toda a militância está a pleno vapor", disse ela, em conversa com a imprensa, após participar de evento que marcou o alcance da marca de 500 mil assinaturas. São necessárias, conforme Marina, 490 mil assinaturas para a criação do partido e registro da sigla junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o objetivo da Rede Sustentabilidade é chegar à marca de 800 mil até 7 de julho. "Ainda temos muitas assinaturas para cadastrar. Temos cerca de 200 mil assinaturas que ainda não foram cadastradas", observou Marina.

Comente agora
15
Jun
Walter Pinheiro nega que visita de Dilma seja para costurar alianças
Postado por: Laiana Vieira / 10:22h

Pré-candidato do PT ao governo do estado, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) manteve a linha habitual e negou que a vinda da presidente Dilma Rousseff possa ser utilizada para capitalizar politicamente qualquer um dos quatro nomes postos pela sigla para a sucessão do governador Jaques Wagner. “Não é o momento de discutir eleições. A cabeça do eleitor que foi atingido pela seca não está em 2014, mas na resolução do problema dele”, tangenciou Pinheiro. Para ele, as razões da visita da presidente à Bahia são diversas e não têm vinculação com eventuais conotações políticas que poderiam ser interpretadas. “O motivo da vinda dela é que a Bahia foi o estado que deu a maior diferença nas eleições de 2010. A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do Brasil e a Bahia tem o maior número de municípios no semiárido. É natural que a presidente venha ao estado para apresentar ações contra a seca”, minimizou o senador. Ainda que rechaçada por Pinheiro, o próprio posicionamento dele para situar os anúncios que serão feitos pela presidente mantém sua pré-candidatura viva no cenário político baiano. Até então, as ações de enfrentamento da seca, nos planos federal e estadual, tinham apenas outro pré-candidato, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, como porta-voz. Ao dividir as atenções sobre o assunto, o senador mostra que ainda não há uma definição sobre os rumos de 2014, conforme sugerem informações de bastidores. (TB)

Comente agora
14
Jun
Justiça anula eleição de Levy Fidelix para presidência do PRTB
Postado por: Samile Damasceno / 14:21h

A Justiça do Distrito Federal determinou, em caráter liminar, a anulação das eleições do PRTB e que um novo pleito aconteça em um prazo máximo de 30 dias. A decisão do juiz Daniel Felipe Machado, da 12ª Vara Cível do Distrito Federal foi tomada a partir de uma ação movida por ex-membros do PRTB , que acusam o presidente da legenda, Levy Fidelix, de fraudar as últimas três eleições para o diretório do partido. A acusação aponta que, 11 dos 45 integrantes do diretório eleito em janeiro de 2012 não constava na lista dos filiados ao partido, no sistema Filiaweb, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outra integrante do diretório seria a mãe de Levy Fidelix, Lecy de Araujo Fidelix, filiada ao Partido Progressista (PP). Até que seja convocada uma nova eleição, a legenda será conduzida por uma comissão composta pelo então presidente do diretório e mais três participantes da Convenção Nacional. O advogado do PRTB, Marcelo Duarte, afirmou que o problema aconteceu devido uma falha no sistema Filiaweb. Sobre a filiação da mãe de Fidelix, o defensor alegou que houve um equívoco do PP, pois Lecy estaria no PRTB há mais de 12 anos. Ele ainda disse que dois autores da ação não tinham legitimidade para ingressar com a ação, pois não seriam filiados ao partido, e que todos os membros do diretório eram registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Um comentário
14
Jun
Luiza Maia diz que sofre 'perseguição política' de Zé Neto
Postado por: Laiana Vieira / 12:45h
Tão sem papas na língua quanto Zé Neto, a deputada petista Luiza Maia respondeu às justificativas do colega de Assembleia Legislativa, que se recusa a levar adiante sua proposta de montar na Casa a CPI do tráfico de pessoas. A parlamentar alega que não consegue enxergar nenhum motivo factível que possa justificar a postura do líder do Governo e que, na sua opinião, Zé Neto faz contra ela uma espécie de “perseguição política”. Luiza enxerga a atitude porque sequencialmente diz ter seus projetos, sugestões e debates desqualificados pelo parlamentar feirense, que além de se colocar contra a CPI também não apoiou o projeto da Lei Antibaixaria, aprovado no ano passado. “Eu acho que ele tem alguma cisma comigo. Não é nada pessoal, porque não sou amiga do deputado Zé Neto, não temos nenhuma relação pessoal. Ele quer me tirar por ele. Ele é líder, então que se coloque como líder”, criticou. A deputada diz também que continuará a defender suas bandeiras na Assembleia e alega não ter se arrependido nas vezes em que se colocou contra o governo em questões polêmicas, notadamente no episódio relativo à greve dos professores de 2012. Na ocasião, Luiza Maia disse ter votado contra a base porque não estava sendo ouvida pelos pares e também considerou a condução do movimento errada. Desafiadora, a parlamentar disse não ter medo do colega, nem da liderança e nem mesmo de uma eventual perseguição do governador Jaques Wagner. Zé Neto, porém, foi o alvo preferencial das explicações. “Eu não tenho medo do machismo de Zé Neto, do descaso de Zé Neto e da sacanagem que Zé Neto faz com o movimento reivindicatório das mulheres. Ele é um machista e não quer reconhecer isso. Se não quer apoiar a CPI do tráfico de pessoas, que tenha a coragem de dizer porque de verdade”. 
Comente agora
14
Jun
Dilma vem a Salvador na próxima semana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:13h

A presidente Dilma Rousseff virá a Salvador na próxima sexta-feira (21), para o lançamento do Plano Safra do Semiárido. Segundo o senador baiano Walter Pinheiro (PT), que articula a agenda da gestora na capital com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, Dilma aproveitará a visita para entregar retroescavadeiras e motoniveladoras a 269 municípios, para a realização de obras como construção de aguadas e barragens e a implantação de estradas vicinais. “Este será um braço do Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado no início deste mês, com recursos de R$ 39 bilhões. A ideia é priorizar os agricultores familiares e produtores rurais para que eles possam voltar a produzir, contando com recursos, assistência técnica e garantia hídrica”, explicou o senador. O plano, voltado exclusivamente para a região Nordeste e Minas Gerais, vai ser composto por um conjunto de ações voltado para a recomposição de rebanhos e a formação de reservas de alimentos e de forragens. (Bahia Notícias)

Comente agora
14
Jun
Petistas baianos criticam o apoio do DEM ao PSDB nas eleições de 2014
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:24h

A informação de que o DEM está prestes a concretizar apoio em prol do candidato tucano Aécio Neves para a sucessão presidencial não foi bem aceita pelos petistas baianos. De acordo com dirigentes da sigla, a aliança entre tucanos e democratas pode ser considerada como estratégia de marketing político. Conforme adiantado, para que o apoio se concretize, o vice-presidente teria que ser do Nordeste e entre os nomes estão o do ex-governador Paulo Souto ao lado de José Agripino (RN).De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), a aliança é uma forma de o DEM ser visto pela mídia. “Tem mais balão de ensaio nessa história do que outra coisa. O DEM quer ser visto e é uma forma dele existir, de plantar notícias na mídia. Estou mais preocupado em tocar nosso projeto do que esse status político de 2014. Isso não interessa a mim e nem a ninguém. Tem muita escada para correr ainda”, disse o deputado.

Já o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, foi mais rígido ao comentar o apoio do DEM ao PSDB. “É a aliança ‘demotucana’. A aliança que derrotamos três vezes no plano nacional, em 2002, 2006 e 2010. A aliança que colocou o Brasil no colo do FMI e que protagonizou a maior crise do país, liquidando o patrimônio público brasileiro. Além disso, foi a aliança da exclusão, pois colocou 34 milhões de brasileiros vivendo na miséria absoluta”, disse. Se os democratas refutaram, ainda que nas entrelinhas, qualquer probabilidade do prefeito ACM Neto apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, como pretendia o governador Wagner, os petistas não ficaram para trás e responderam na mesma moeda.(Tribuna da Bahia)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com