As comentadas

Boa noite , Segunda-feira, 01/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

26
Jul
Forças Armadas garantirá a segurança das eleições municipais em todo país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:57h

As Forças Armadas será acionada durante as eleições municipais para garantir a logística e a seguranças das votações para a escolha dos representantes municipais neste ano. Um acordo firmado nesta quarta-feira (25) entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Defesa, que comanda as tropas. O acordo, diferente de outros anos, detalhe como será a atuação dos profissionais para que a votação corra com normalidade. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, o documento fixa os procedimentos básicos, pois sempre há duvidas se um soldado, por exemplo, deve comparecer fardado em um posto, ou não. O serviço das Forças Armadas comumente é requerido pela Justiça do Trabalho para dar apoio logístico no transporte de materiais, urnas e pessoas a locais de difícil acesso – como já foi requerido para as eleições deste para o Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e Roraima, para atender 77 localidades. Outro serviço requerido com frequência das Forças Armadas é para manter a lei e a ordem, como já foi requerido pelos tribunais eleitorais do Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro e Tocantins. O acordo prevê que cada tribunal eleitoral estadual deverá solicitar o apoio antes ao TSE, que encaminhará o pedido para a Presidência da República e para o Ministério da Defesa. O documento também determina que as tropas só possam desempenhar funções para garantir a votação e a apuração de votos. (Bahia Notícias)

Comente agora
26
Jul
Juazeiro: PT recorrerá de decisão da Justiça
Postado por: Letícia Oliveira / 07:33h

Ao tomar conhecimento da decisão, o presidente estadual do PT baiano, Jonas Paulo, afirmou que o partido está consciente dos seus atos praticados, além de observar que todas as determinações do regulamento, estatuto e a decisão de apoio ao PCdoB têm a legitimidade política das instâncias democráticas do PT, que, segundo o presidente, está representada pela maioria do Diretório Municipal, além do Diretório Estadual e da Executiva Nacional. “O que considero grave nisso tudo é que a figura da presidenta municipal se insurge contra as decisões legais e legítimas do coletivo do partido, numa clara demonstração de insubordinação às normas do funcionamento partidário, não contente por insurgir contra o PT estadual, também o fez contra o PT nacional”, afirmou.

Sobre a atitude de Joseph Bandeira, após o anuncio da decisão do juiz, Jonas Paulo pontuou: “Um filiado do PT, quando busca a Justiça comum para enfrentar o seu próprio partido, é porque está se distanciando dos valores e princípios que norteiam o PT. A direção não tergiversará e adotaremos todas as medidas necessárias que o caso requer. Não existe candidatura avulsa. Sem partido, sem projeto e sem programa... unicamente vinculada a um personagem”, ironizou. 

Um comentário
25
Jul
Eleitor que não requisitou título até 9 de maio está impedido de votar
Postado por: Eliane Azevedo / 17:30h

O cidadão que não tinha título de eleitor e não requisitou até o último dia 9 de maio, prazo limite estipulado pela Justiça Eleitoral, não poderá votar na eleição municipal deste ano. Quem já tem o título de eleitor, poderá votar mesmo que no dia da votação esteja sem o documento – basta saber qual é a seção eleitoral e levar um documento com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. Em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência de apresentação do título junto com documento com foto para que o eleitor pudesse votar – permaneceu somente a necessidade de um documento com foto. (G1)

Comente agora
25
Jul
Vantagens de ser um empreendedor individual é tema do "Encontro com Gabrielli" desta semana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:03h

Mais de 2,6 milhões de brasileiros já aderiram ao registro de empreendedor individual, sendo 192 mil na Bahia, o que coloca o estado na primeira posição no Nordeste e na quarta colocação no ranking nacional em número de trabalhadores que aderiram à formalização, segundo dados do Sebrae. No programa “Encontro com Gabrielli” desta semana, o secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, fala sobre o empreendedor individual. Esta modalidade de formalização foi criada há três anos. Pode se legalizar como empreendedor individual, tornando-se um pequeno empresário, qualquer trabalhador por conta própria que ganhe no máximo R$ 60 mil por ano.

Mais de 400 atividades podem ser enquadradas dentro do registro de empreendedor individual, a exemplo de cabeleireira, costureira, vendedor de roupas, pedreiro, encanador e eletricista. Estes profissionais têm a prerrogativa de contratar um empregado, o qual ganhará um salário mínimo ou o piso da categoria. “Essa modalidade criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um empreendedor individual legalizado”, salienta José Sergio Gabrielli. Ele elenca as vantagens para o trabalhador que faz esta opção. A primeira delas é ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), registro que facilita a abertura de conta bancária, pedidos de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Um comentário
25
Jul
Eleições terão 41% a mais de policiais na disputa, em relação a 2008
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:41h

Na foto ao ladoIvan Leite, em Dias D’Ávila, e Marco Prisco, em Salvador, são dois dos nove líderes da greve da PM que tentarão se eleger este ano.

Sem coturno, quepe ou pistola em punho, 302 policiais militares e 77 civis da Bahia adotaram o discurso como arma. Decidiram pendurar o distintivo por um tempo para tentar a carreira política, seja como candidatos a prefeito, vice ou vereador. O crescimento no número de policiais que vão à disputa este ano é de 41%  em comparação com a eleição de 2008,  percentual muito acima do aumento de 11% registrado em todo o país. O fenômeno da multiplicação de candidatos policiais não é restrito à Bahia. No Amapá e no Maranhão, o aumento foi de 76% e 46%, respectivamente. Além do salto no número de candidaturas com distintivo, os três estados têm outro fator em comum: foram palcos de movimentos grevistas de policiais em 2011 e 2012, com ampla repercussão nacional.  No movimento contrário, estados em que as greves não ganharam corpo, como São Paulo, o aumento foi de 8%. Em Santa Catarina, houve queda de 1%. Líder da greve da PM baiana, que durou 12 dias e ganhou destaque internacional, Marco Prisco é um dos 379 PMs candidatos a vereador na Bahia. Prisco, que  vai tentar uma vaga na Câmara de Salvador pelo PSDB, reconhece que sua participação no movimento deve lhe render dividendos eleitorais. “Minha luta já tem 12 anos, não foi por causa desse movimento apenas, mas com certeza (a greve) me projetou, porque ficou clara a responsabilidade e o respeito que tenho com a tropa”, afirmou. 

2 comentários
25
Jul
Candeias: Tonha Magalhães cobra eleições indiretas
Postado por: Letícia Oliveira / 07:32h

Candidata à prefeitura de Candeias, Tonha Magalhães (PR) quer que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) defina a situação da gestão atual do município. Os advogados da prefeiturável entraram com uma representação no TRE na qual solicitam o cumprimento do acórdão 291/2012, que invalidou o mandato da ex-prefeita Maria Maia (PMDB) e determinou a realização de eleições indiretas para escolha do novo gestor. De acordo com o Código Eleitoral, a cassação de prefeito no segundo biênio implica na escolha do novo gestor pela Câmara de Vereadores. Contudo, as eleições nunca aconteceram.

O autor do pedido, o advogado José Souza Pires, alega que o atual gestor, que também participa da disputa eleitoral na cidade, Francisco Conceição (PMDB), assumiu o cargo porque era presidente da Câmara e “não manifestou qualquer interesse” em cumprir o que diz a legislação. O descumprimento do acórdão seria uma estratégia eleitoral do adversário de Tonha. “O senhor Francisco Conceição só decidiu se candidatar ao cargo de prefeito para tentar se beneficiar usando a estrutura a máquina pública municipal em seu favor. O Código Eleitoral diz, no Artigo 224, que a nova eleição tem que acontecer em um prazo de até 40 dias. Esse prazo já venceu. Por isso, urge que o TRE decida logo essa questão”, disse Pires. (BN)

Comente agora
25
Jul
Roberto Jefferson desafia o STF e diz que não aceita condenação
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 06:37h

Sete anos depois de denunciar o mensalão à Folha, o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, continua no ataque. Às vésperas de ser julgado com outros 37 réus no STF (Supremo Tribunal Federal), ele sugere que o ministro Joaquim Barbosa tentará condená-lo e o acusa de "jogar para a galera" e buscar "aplausos em botequim".

Jefferson mantém a versão de que o ex-presidente Lula não sabia do esquema de compra de apoio a seu governo no Congresso e diz que será absolvido das acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. "Não serei condenado. Não serei preso. Escreve isso", diz. O petebista será operado sábado para retirar um tumor no pâncreas, descoberto na semana passada. Deve ficar internado até o início do julgamento. Abatido, mas com discurso confiante, recebeu a reportagem ontem em seu escritório no centro do Rio. Na parede, um quadro exibe sua foto de olho roxo na CPI dos Correios, em 2005. Ele sustenta que foi atingido por uma estante num acidente doméstico. "Mas nem mamãe acredita", diz, aos risos. (Folha)

Comente agora
24
Jul
Durante tumulto, carro levando Cachoeira bate em outro veículo da PF
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:20h

No carro da PF, Cachoeira saiu deitado e com o rosto encoberto (Foto: Ricardo Rafael/Jornal O Popular)

A saída do contraventor Carlinhos Cachoeira do prédio da Justiça Federal, em Goiânia, na noite desta terça-feira (24), após quase dez horas de sessão, causou muito tumulto. O carro que saiu transportando o bicheiro bateu em outro veículo da Polícia Federal, que estava estacionado. Populares e profissionais da imprensa, que acompanhavam de fora a movimentação, se assustaram com o impacto. Cachoeira saiu deitado e com o rosto encoberto.  O juiz Alderico Rocha, que comanda as audiências do processo referente à Operação Monte Carlo na 11ª Vara da Justiça Federal de Goiânia, atendeu ao pedido dos advogados dos réus e suspendeu a audiência desta terça-feira. A sessão está prevista para ser retomada às 9h de quarta-feira (25). A Monte Carlo é a operação que levou à prisão de Carlinhos Cachoeira, acusado de exploração de jogo ilegal em Goiás. Andressa Mendonça saiu momentos depois do marido. Sobre o encontro de 15 minutos que teve com ele após o final da audiência, ela comentou que foi uma “conversa informal” e se limitou a dizer que falaram “coisas de casal”. Ao G1, ela afirmou que "foi importante" ficar alguns minutos a sós com o marido. Nesta terça, somente duas testemunhas de acusação foram ouvidas - dois agentes da Polícia Federal que atuaram nas investigações do caso envolvendo o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Um comentário
24
Jul
Furacão da CPI: suspeito nega que tenha vazado vídeo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:48h

Em depoimento informal na delegacia, o suspeito apontado pela advogada Denise Leitão Rocha de ter vazado o vídeo íntimo negou que tenha divulgado as imagens na internet. A informação é da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) do Distrito Federal. Ainda de acordo com a polícia, o crime não foi enquadrado na Lei Maria da Penha porque Denise e seu parceiro não mantinham uma relação afetiva estável. O caso foi registrado como difamação e injúria. - Durante a investigação não pudemos descobrir, ainda, sequer se houve um crime. Precisamos encontrar materialidade e identificar quem foi o autor - explicou um investigador ligado ao caso que preferiu não se identificar. A investigação corre sob sigilo na Deam e até o momento apenas Denise foi ouvida formalmente. A polícia não descarta, inclusive, a possibilidade de a própria assessora parlamentar ter sido responsável pelo vazamento do vídeo.

Um comentário
24
Jul
Candidatos únicos antecipam cenário político em três cidades da Bahia
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 22:20h

Eleitores dos municípios baianos América Dourada, Ibipeba e Lafaiete Coutinho terão apenas uma opção de voto para prefeito nas eleições de 2012. Os cartórios eleitorais registraram candidaturas únicas para o ocupar as respectivas prefeituras, o que antecipa o cenário político municipal das localidades. Segundo o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA) e mestre em Direito Eleitoral, Jaime Barreiros, apenas se a população inteira, e até o próprio candidato, votar nulo ou branco, ou se ocorrer a morte do mesmo, ele pode não ser eleito. "Para esse candidato ganhar, ele tem que 'disputar' a eleição, mas, se ele morrer, pode ser substituído até a véspera. No caso desses três municípios, se eles [os candidatos] tiverem um voto apenas vencem a eleição", explica Barreiros.  Com 15.961 habitantes, a cidade de América Dourada, que fica a 430 km de Salvador, tem como candidato único à prefeitura o atual vice-prefeito do município, Joelson Cardoso do Rosário (PT), da coligação "América de Todos". 

Em Ibipeba, a 515 km da capital baiana, que  possui 17.021 habitantes, o único candidato é Israel Chaves Lelis (PP), que em 2008 concorreu e perdeu para o atual prefeito, Nei Amorim de Souza. Neste ano, os partidos dos antigos rivais se uniram e lançaram a candidatura única de Israel. Em Lafaiete Coutinho, cidade a 365 km de Salvador, com população estimada em 3.901 habitantes, o único candidato é o atual prefeito Zenildo Brandão Santana (PP), conhecido como "Zé Cocá". De acordo com o analista judiciário do TRE/BA Jaime Barreiros, não há nenhuma regra da Justiça Eleitoral que impeça um pleito quando apenas a disputa gira em torno de um candidato. "Os partidos políticos têm autonomia para lançar candidatos, mas não é obrigado a lançar, então pode acontecer de ter apenas um candidato à eleição", afirma. 

Um comentário
24
Jul
'Se sou a rainha da Inglaterra, ele é o bobo da minha corte', dispara Rui Oliveira sobre Marcelo Nilo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:19h

Após assembleia que decidiu manter a greve dos professores da rede estadual, na manhã desta terça-feira (24), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, rebateu as críticas do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), que usou a rainha da Inglaterra como metáfora para falar sobre a suposta perda de liderança do sindicalista dentro do movimento. “Se eu sou a rainha da Inglaterra, ele é o bobo da minha corte”, disparou em entrevista a jornalistas. Mais cedo, ainda na assembleia, o professor afirmou que evitaria falar de Nilo porque “ele quer mídia”, “só pensa em aparecer” e “já é passado”. Em entrevista à Rede Tudo FM 102,5, Nilo declarou que Rui “é a rainha da Inglaterra dos grevistas, não tem força nenhuma com os professores”.  Outro ponto de polêmica entre os presidentes da APLB e da AL-BA foi a vida escolar do filho do sindicalista, que não estuda na rede estadual de ensino, parada há 105 dias. “Meu filho estuda com o meu dinheiro, não é com bolsa de estudo e nem bancado por nenhum deputado. Ele não tem nada a ver com isso”, alfinetou para, em seguida, ser aplaudido pelos professores presentes à assembleia, realizada no Colégio Central.  (Bahia Notícias)

Comente agora
24
Jul
Wagner destaca ações de enfrentamento aos efeitos da seca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:17h

As ações para reduzir os efeitos da seca, a mais severa dos últimos 50 anos, voltam a ser tema do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (24). Em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o governo estadual está oferecendo milho a preço subsidiado para alimentação do rebanho, nas regiões mais afetadas pela estiagem. “A gente teve já uma distribuição de três mil toneladas de milho, vendidas a um preço bem inferior ao preço de mercado, e estou aguardando mais 50 mil toneladas”. Para Wagner, a principal preocupação é não deixar que a seca se converta em um retrocesso nas conquistas sociais.

O governador também fala da recuperação da malha rodoviária estadual e dos programas habitacionais, que estão proporcionando moradias de qualidade para a população baiana. “Foram entregues 200 unidades em Casa Nova, mas já existem outras 200 praticamente prontas para serem entregues, lá no Loteamento São Francisco I. Foi um investimento de R$ 7,5 milhões”.

Comente agora
24
Jul
Cenário se acirra em Feira de Santana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:55h

 A corrida municipal em Feira de Santana já começa a dar sinais de grande movimentação com perspectivas de acirramento na disputa que conta com três fortes candidatos, sendo dois ligados à base do governo Wagner, o atual prefeito Tarcízio Pimenta (PDT) e o deputado estadual Zé Neto (PT) e um que representa a oposição, Zé Ronaldo (DEM). A expectativa nos bastidores é de que a decisão em torno do comando da Princesa do Sertão ocorra no segundo turno. Há rumores de que a larga vantagem do democrata estaria sendo ameaçada pelo crescimento do pedetista, que atualmente busca a reeleição. Entretanto, conforme alguns analistas, apesar da tendência de polarização entre Tarcízio e Zé Ronaldo há quem diga que o PT de Zé Neto não está descartado, já que tem uma grande corrente de apoios e ações do governo federal na cidade. Hoje um movimento integrado por peemedebistas descontentes com a decisão de Colbert Martins de adesão a Zé Ronaldo e membros do PPS irão declarar o apoio oficial a Zé Neto. (Tribuna)

Comente agora
24
Jul
João Henrique critica Ministério Público e Tribunal de Justiça
Postado por: Letícia Oliveira / 07:36h

O prefeito João Henrique criticou o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJB) durante  encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que teve como principal tema a suspensão dos efeitos da Lei de Ordenamento do Uso do Solo (Lous). No começo da apresentação, o prefeito mostrou um vídeo de cerca de 10 minutos com obras que tiveram, segundo ele, algum “obstáculo” de órgãos como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas dos Municípios. O prefeito declarou que não é possível fazer “coisas boas” para a cidade por causa desses obstáculos. “É proibido até sonhar em Salvador. As pessoas não têm nem um direito de ter um empreendimento bonito e grande para ver o mar. Há alguns anos eu sonhava em ter vista para o mar e tive que ir para Busca Vida”, exemplificou. Um das principais modificações da Lous era o aumento do gabarito na orla, o que permitia a extensão da faixa de sombra na areia. A Lous foi aprovada na Câmara em dezembro do ano passado, com emendas que incluíam artigos retirados do PDDU, cuja votação havia sido suspensa pela Justiça. Com a suspensão da Lous, o TJB ordenou à prefeitura revisar todos os alvarás emitidos com base na lei.

O superintendente de Controle e Ordenamento do Uso do Solo, Cláudio Silva, afirmou que esta  lei é muito mais restritiva que a outra e não mais permissiva. Silva exemplificou com a exigência de números de vagas em garagens e definição de ângulos de acesso. O prefeito afirmou ainda que a decisão do TJB está gerando prejuízos à cidade.  A estimativa dele é que cerca de 810 mil empregos deixem de ser gerados e R$ 100 milhões em impostos deixem de ser arrecadados. Segundo Paulo Damasceno, secretário de Desenvolvimento, Habitação e Meio Ambiente, a construtora PDG desistiu de construir o hotel Marriott na  Paralela, um investimento de R$ 200 milhões. A PDG foi procurada, mas não comentou a declaração. (Correio)

Comente agora
23
Jul
Eleições 2012: Candidaturas de Kertész e ACM Neto são aprovadas pelo TRE-BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:17h

Após a aprovação da candidatura de Márcio Marinho (PRB) à prefeitura de Salvador, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deferiu nesta segunda-feira (23) o registro de Mário Kertész (PMDB). A inscrição do peemedebista foi julgada na 13ª Zona Eleitoral. Segundo o TRE, a candidatura de ACM Neto também já foi julgada e a juíza da 7ª Zona Eleitoral informou que não havia motivo para impugnação. A candidatura da Nelson Pelegrino (PT) será julgada pela 9ª Zona Eleitoral, mas não há previsão de conclusão, de acordo com o tribunal. Os registros dos candidatos Hamilton Assis (PSOL) e Da Luz (PRTB) ainda não foram avaliadas pela Justiça Eleitoral. No cenário da disputa pelo Legislativo soteropolitano, quatro candidaturas a vereador já foram julgadas inaptas pelo TRE. (BN)

Comente agora
23
Jul
Lula aguardará exame para definir sobre participação em campanhas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:05h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai esperar o resultado de um exame que fará no próximo dia 6 de agosto em São Paulo para definir como será a participação dele nas campanhas eleitorais no país. Lula ouviu nesta segunda-feira um relato do presidente nacional do PT, Rui Falcão, sobre a situação das candidaturas petistas nas principais capitais e pediu ao candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, que encaminhe a ele uma proposta sobre a atuação do ex-presidente na campanha na capital paulista. Dirigentes do PT e Haddad passaram a tarde com ele no Instituto Lula, na capital paulista.- Ele ainda tem um período de descanso em São Paulo. Deve fazer um exame no dia 6 e espera estar 100% liberado para as coligações que contam com o PT a partir dessa data - disse Haddad, ao deixar a reunião. Mais do que a participação de Lula no programa do PT no horário eleitoral gratuito, Haddad espera ter o seu principal cabo eleitoral em compromissos públicos. Pesquisa Datafolha divulgada no domingo passado mostrou o petista em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto, empatado com Soninha Francine (PPS). (OGlobo)

Comente agora
23
Jul
Verbas federais serão fiscalizadas em cinco municípios baianos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:13h

O uso de verbas federais nos municípios baianos Ibirapitanga, Caatiba, Euclides da Cunha, Paripiranga e Biritinga será fiscalizado pela Controladoria-Geral da União, através do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos. Os cinco municípios estão entre os 60 sorteados nesta segunda-feira (23) que serão vistoriados pelo órgão. O objetivo é inibir desvios de verbas na administração pública. As falhas de gestão, a exemplo dos casos de divergências nas prestações de contas também serão vistoriadas.

Nos municípios com população até 50 mil habitantes, os auditores vão apurar denúncias e representações contra os municípios que tenham sido feitas à CGU. Nestas cidades, o foco será a aplicação de recursos federais nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social.Já nos municípios com 50 mil a 500 mil habitantes, serão fiscalizados os recursos federais que devem ser aplicados nas áreas de educação e desenvolvimento social. Não participam do sorteio as capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes. (Com informações da Agência Brasil)

Comente agora
23
Jul
Denúncias de irregularidades eleitorais podem ser feitas no site da Procuradoria
Postado por: Eliane Azevedo / 18:38h

A população pode fazer denúncias de irregularidades de qualquer natureza nas eleições deste ano ou  mesmo fora do período eleitoral por meio do portal da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia, neste link. As denúncias podem referir-se a irregularidades cometidas em âmbito municipal, estadual e federal. Para fazer o registro, o cidadão deve, primeiro, identificar o ato de corrupção eleitoral, obter provas, sejam elas por meio de testemunhas, fotos, vídeos, áudios, objetos, documentos e outras. Quando as eleições são estaduais e nacionais, o julgamento cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).No caso de propaganda eleitoral, cujas irregularidades são averiguadas pela Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral e julgadas, em primeira instância, pelos juízes auxiliares. (A Tarde)

Comente agora
23
Jul
Cachoeira fará consulta com psiquiatra em Goiânia, diz mulher
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 17:38h

O contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, vai passar por avaliação psiquiátrica na tarde desta segunda-feira, no prédio da Polícia Federal em Goiânia. A informação foi dada pela mulher de Cachoeira, Andressa Mendonça, que chegou à PF por volta das 13h. O médico que vai examiná-lo é o psiquiatra Antônio Frota. A partir dessa consulta, um perito oficial da Justiça Federal poderá ser solicitado para ver o nível de comprometimento da saúde do preso. De acordo com Andressa, Cachoeira está muito deprimido e há quase um mês passa por tratamento psiquiátrico. “Ele está tomando antidepressivo e ansiolíticos e já emagreceu uns 18 kg desde que foi preso”, contou Andressa. De óculos escuros, a mulher do contraventor parecia abatida. “Também estou muito triste e estou tomando antidepressivos”, afirmou. (G1)

Comente agora
23
Jul
Caetano, Chico, Djavan e Milton nas eleições 2012
Postado por: Eliane Azevedo / 13:41h

Caetano Veloso, Djavan, Chico Buarque e Milton Nascimento vão fazer campanha. De acordo com a coluna Radar Oline, de Lauro Jardim da Veja, os artstas estão organizando um show para angariar fundos para a campanha de Marcelo Freixo no Rio de Janeiro. (Bocão News)

Comente agora
23
Jul
Brasil terá 45 cidades onde só mulheres disputam a prefeitura
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:17h

Pela primeira vez nos 53 anos de história da cidade, os quase 50 mil eleitores de Peruíbe –município de 57.686 habitantes no litoral sul do Estado de São Paulo (a 135 km de São Paulo)– terão uma eleição onde só há mulheres concorrendo à prefeitura. São três candidatas: a prefeita Milena Bargieri (PSB), que tenta a reeleição, a vereadora Onira Betioli Contel (PT) e a empresária Ana Preto (PTB). De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dentre os 5.565 municípios do Brasil, existem 45 cidades onde só há mulheres na disputa pela prefeitura nas eleições de outubro.

“É um momento histórico para a cidade, sem dúvida”, diz a prefeita de Peruíbe. “Acho que, apesar disso ter sido uma coincidência, é um reflexo da conquista de um espaço cada vez maior pelas mulheres não só na sociedade brasileira, mas em todo o mundo ocidental”, diz Milena. Ela afirma que as mulheres possuem algumas características que podem ser utilizadas de maneira positiva na administração pública. “Acredito que a mulher, culturalmente e pela possibilidade de ser mãe, tem uma ternura e uma sensibilidade maiores para algumas questões, como os problemas sociais”, diz a prefeita. “Mas não acho que isso seja determinante para fazer um bom trabalho. Homem ou mulher, o importante é a honestidade e seriedade”. Milena reconhece que o número de mulheres candidatas ainda é muito pequeno em relação aos homens. “Mesmo com o crescimento, a presença das mulheres no processo político ainda é tímida. Exemplos como o da presidente Dilma Rousseff são importantes, pois encorajam uma participação maior”, diz a prefeita. (Folha)

Comente agora
23
Jul
João Henrique volta à escola e assiste aula de Português
Postado por: Letícia Oliveira / 09:38h

O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), voltou à sala de aula no fim de semana. Teve como primeira lição noções de português. Mas, não se trata de uma disciplina típica das escolas: João faz parte da primeira turma do curso de formação para radialistas, recém-lançado pela Unirb, em Patamares. Contudo, o prefeito se mostrou um aluno ainda indisciplinado no início da aprendizagem. Sábado, chegou quase duas horas atrasado e saiu antes do fim. No domingo, era para chegar às 7h, mas só entrou depois das 8h, e também deixou os colegas cerca de duas horas antes do fim. Sempre vestido no novo estilo que vem apresentando em ocasiões menos formais  - calça jeans e camisa polo coladinha – o prefeito pelo menos vem se mostrando atento. “Ele sai antes, é verdade, mas presta bastante atenção”, conta um dos alunos do curso, que tem duração de 13 meses. Só não pode, antes do fim, tomar castigo da pró. (Correio)

Comente agora
23
Jul
Dilma diz que investirá R$ 1 bilhão na construção de quadras esportivas
Postado por: Letícia Oliveira / 07:45h

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira, durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o governo está investindo R$ 1 bilhão na construção e na cobertura de mais de 2.800 quadras esportivas nas escolas públicas em todo o país. “Até 2014, vamos construir 6 mil quadras e vamos cobrir outras 4 mil”, disse. “Nós estamos investindo R$ 200 milhões, neste ano, para preparar nossas seleções e modernizar os centros de treinamento”, acrescentou. A presidente destacou a participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, que se iniciam nesta semana. Segundo Dilma, dos 259 atletas que vão participar nos jogos, 111 recebem o Bolsa Atleta. “É um benefício importante, porque permite que o atleta se dedique com muito mais tranquilidade aos treinamentos e às competições”. (G1)

Comente agora
22
Jul
Diretor do Dnit está na 'lista negra' de Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:45h

A presidenta Dilma Rousseff não está nada satisfeita com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Jorge Ernesto Pinto, que assumiu cargo ano passado após a queda de Luiz Antônio Pagot por denúncias de corrupção. Na avaliação do Planalto, o general é responsável pelas obras paralisadas nas rodovias do país que, segundo empreiteiras, já chegam a 90%. O general Jorge Ernesto Pinto deve ser um dos primeiros a rodar na ‘minirreforma’ ministerial de Dilma, depois das eleições municipais. Após intervenção de Gilberto Kassab em prol do PT em Minas, é grande a bolsa de apostas de que o cargo no Dnit irá para o PSD. Outro que deverá perder o cargo é o chanceler Antonio Patriota, com quem Dilma anda às turras após ‘visita frustrada’ aos EUA. Presidente do PEN, Adilson Barroso comemora a filiação de dois deputados federais e 30 estaduais: “Outras siglas só conseguiram dez”. (Blog do Claudio Hmberto)

Comente agora
22
Jul
Dilma libera verbas 'restritas' em período eleitoral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:03h
A presidente Dilma Rousseff seguiu a estratégia adotada por Luiz Inácio Lula da Silva e editou decretos que permitem investimentos federais em novas obras durante o período eleitoral. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, já foram publicados seis decretos, que vão beneficiar 855 projetos, entre os quais a ampliação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. A capital mineira é uma das maiores apostas de Dilma, que tenta garantir a eleição do petista Patrus Ananias.
Comente agora
22
Jul
Pelegrino acusa emissora de televisão de beneficiar ACM Neto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:20h

O candidato a prefeito de Salvador pelo PT, Nelson Pelegrino, vai entrar com uma representação no Ministério Público Eleitoral contra a TV Bahia por ter feito propaganda sublimintar a favor do também candidato ACM Neto (DEM). De acordo com Pelegrino, sob a divulgação do aniversário de cinco anos da morte do senador Antônio Carlos Magalhães, houve destaque para o prefeiturável democrata, em detrimento de outros participantes da disputa eleitoral. A assessoria jurídica dos democratas disse que aguarda a notificação para emitir qualquer resposta. "O fato de o candidato ACM Neto ter as mesmas iniciais do avô, e ser conhecido por elas, não quer dizer nada", avaliou o advogado Ademir Ismerim. Informações do A Tarde.

Comente agora
22
Jul
PMDB se articula com PSC para comandar em 2013 bloco de 98 deputados, ultrapassando PT
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 08:13h

Além de aparelhar-se para acomodar na presidência da Câmara o deputado Henrique Eduardo Alves, o PMDB move-se para vitaminar o poder de fogo de sua bancada federal. Dono de 80 assentos, o partido do vice-presidente Michel Temer articula para 2013 a formação de um bloco com o PSC, que ocupa 18 poltronas na Câmara. Com 98 deputados, o conglomerado PMDB-PSC vai superar em número de votos a bancada do PT, hoje a maior da Câmara, com 87 deputados. A formação de blocos está prevista no regimento interno da Casa. Confirmando-se a parceria, o PSC passa a seguir em plenário as orientações do líder do PMDB. Sob Lula, o partido de Temer era o maior da Câmara. Em 2010, foi ultrapassado nas urnas pelo PT. Anabolizado pelo PSC, o PMDB percorrerá os dois últimos anos do mandato de Dilma Rousseff com baterias renovadas. (Blog do Josias)

Comente agora
22
Jul
Candidato pode ficar inelegível mesmo sem decisão das câmaras
Postado por: Marcus / 08:12h

Prefeitos que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades que configurem ato doloso  (intencional) poderão ficar inelegíveis nas eleições deste ano, independentemente do julgamento das câmaras de vereadores. A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF), adotada no início deste mês, quando se julgou a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010), e foca nos gestores que foram ordenadores de despesas e cuja irregularidade motivadora da rejeição pelo TCM seja considerada insanável e por dolo.

Ou seja, gestores que, por exemplo, desviaram verbas de convênios não poderão mais contar com sua força no Poder Legislativo para  se livrar de punição. A interpretação dos casos, no entanto,  dependerá de cada juiz eleitoral.  Entre os prefeitos que caíram nessa “malha fina eleitoral” estão o comunista Isaac Cavalcante, que concorre à reeleição no município de Juazeiro, e o democrata Capitão Azevedo, que quer manter o cargo no município de Itabuna. A medida inclui o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PP), que, embora não seja candidato no processo eleitoral de 2012, pode ficar inelegível nos próximos oito anos, independentemente do que julguem os vereadores na Câmara, jogando por água seus possíveis planos para 2014,  se assim entender o juiz eleitoral até lá.

Comente agora
21
Jul
Datafolha: Serra e Russomano estão em empate técnico em SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:16h

José Serra (PSDB) e Celso Russomano (PRB) estão tecnicamente empatados nas intenções de votos para a prefeitura da cidade de São Paulo, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Em um levantamento feito com 1075 eleitores, o tucano aparece com 30% de simpatizantes, contra 26% do outro candidato. A margem de erro é de 3 pontos. Na sequência, aparecem Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PDT), ambos com 7%; Gabriel Chalita (PMDB), com 6%; e Paulinho da Força (PDT), com 5%. A pesquisa foi primeira do instituto após a oficialização das candidaturas e o início das campanhas de rua. Também foi a primeira vez que o nome de Netinho de Paula (PC do B) não constou nos cartões de resposta estimulada. Na pesquisa anterior, realizada entre 25 e 26 de junho, Serra tinha 31% das intenções de voto, e Russomanno, 24%. Haddad e Soninha apareciam com 6%. Foram ouvidos 1.075 eleitores nos dias 19 e 20 de julho. a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número SP-00110/2012. (Terra)

Comente agora
21
Jul
MPE pede impugnação de mais candidatos a prefeito
Postado por: Letícia Oliveira / 09:17h
O Ministério Público Eleitoral (MPE) aumentou, nesta sexta-feira (20), a lista de pedidos de impugnação de candidaturas de prefeituráveis na Bahia. Em Barreiras, a atual prefeita Jusmari Oliveira, bem como seu marido, o deputado federal Oziel Oliveira. Em Irecê, o atual prefeito, Zé das Virgens. Já em Porto Seguro foi pedida a impugnação da candidatura do atual prefeito, Gilberto Abade, e da deputada estadual Cláudia Oliveira. (BN)
Comente agora
20
Jul
MPE contesta registros de Kertész, ACM Neto e Pelegrino
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:48h

O Ministério Público Eleitoral na Bahia (MPE-BA) contesta a inscrição de três candidatos à prefeitura da Salvador, dois deles por falta de documentos, e um por não ter quitado uma multa. Além de carecer de uma certidão comprovando o foro especial de parlamentar de ACM Neto (DEM), a coligação liderada pelos democratas não cumpriu a cota de 30% de mulheres entre os candidatos. Mário Kertész (PMDB) deixou de entregar certidões quanto a processos civis e condenações. Nelson Pelegrino não quitou a multa de R$ 5 mil pro propaganda antecipada, segundo as alegações do MPE. Segundo a assessoria de ACM Neto, o documento comprova que o candidato é deputado federal foi entregue junto com a inscrição, e o que faltou foi uma "análise mais apurada" por parte do Ministério Público no exame dos documentos. Além disso, a assessoria afirma que o percentual de 30% de mulheres na nominata diz respeito à coligação proporcional, que "nada tem a ver" com o candidato na majoritária - haveria quatro vagas restantes das 86, e três delas serão preenchidas por mulheres, com inscrição prevista para segunda-feira. No caso de Mário Kertész, as certidões negativas faltantes teriam sido entregues apenas no dia 14, em vez de junto com a inscrição, no dia 4, por demora do Tribunal de Justiça. "Em todos os outros órgãos na Bahia emitimos (as certidões) pela internet, no TJ temos que solicitar, e estava demorando dez dias para entregarem. Recebemos na sexta-feira (13) e no sábado protocolamos", diz a advogada do candidato, Déborah Guirra. Segundo ela, a citação do MPE foi feita no dia 17, e a assessoria jurídica apenas informará oficialmente, agora, que o documento já está junto com o registro. Procurada, a assessoria de Nelson Pelegrino não estava imediatamente disponível.

Comente agora
20
Jul
PRE-BA considera propaganda do candidato a vereador José Trindade irregular
Postado por: Letícia Oliveira / 20:29h

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) solicitou aos promotores eleitorais providências judiciais em relação à propaganda divulgada pelo candidato à vereador José Trindade (PSL), que utiliza a imagem de seu irmão, o deputado federal Maurício Trindade (PR), para angariar votos nas eleições deste ano, mediante placas espalhados ao longo da Avenida Pararela.

De acordo com o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, no ofício encaminhado ao Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais do Estado da Bahia (Nuel), “a propaganda afronta o artigo 242 do Código Eleitoral e o artigo 5º da Resolução TSE N.23.370/2011, segundo os quais a propaganda, qualquer que seja a sua forma ou modalidade, não deve empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”. Em entrevista ao Bahia Notícias, José Trindade contou que as placas são parte da sua estratégia de marketing. (BN)

Um comentário
20
Jul
Guanambi: Prefeito entrará com representação contra pedido de impugnação
Postado por: Letícia Oliveira / 18:20h

A assessoria do prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), que tenta reeleição, esclareceu, através de nota, que a assessoria jurídica do candidato já entrou na Justiça Eleitoral com uma representação contra os autores do pedido de impugnação contra o pepista. Segundo a nota, o pedido é baseado em “argumentos sem consistência”. A assessoria alega que a tentativa de impugnação seria “uma ação política partidária, comum nesse período”. Já em relação à ação popular movida por sindicalistas do município do sudoeste baiano, seria outra “ação política”, arquitetada por dirigentes municipais do PCdoB que lideram a coligação oposicionista. (BN)

Comente agora
20
Jul
Demóstenes reassume cargo na Promotoria de Goiás, mas pode ser expulso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:06h

Cassado, o ex-senador Demóstenes Torres reassumiu oficialmente nesta sexta-feira (20) o cargo de promotor criminal do Ministério Público de Goiás. Ele já havia retornado ao antigo cargo no dia 13 de julho, mas pediu um abono de cinco dias para tratar de interesses pessoais. Ao chegar à sede do MP, o ex-líder do DEM no Senado seguiu para a 27ª Procuradoria de Justiça goiana sem falar com a imprensa. Licenciado desde 1999, ele ainda pode perder o emprego, já que a Corregedoria-Geral do órgão instaurou reclamação disciplinar para investigar a eventual falta funcional consequente dos áudios divulgados da Operação Monte Carlo, que revelou sucessivas conversas entre o ex-senador e o bicheiro Carlinhos Cachoeira. De acordo com o Ministério Público, o procedimento tem caráter sigiloso e “visa a coleta criteriosa de elementos seguros para delimitar o objeto da apuração”. Informações da Folha.

Comente agora
20
Jul
Prefeito de SAJ foi convidado pelo SEBRAE para falar de empreendedorismo em Recife
Postado por: Letícia Oliveira / 18:05h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus Euvaldo Rosa foi convidado pelo Sebrae, Associação dos Municípios de Pernambuco e Entidades Empresariais  de Recife, para apresentar o esboço do seu trabalho que o corou  no mês de junho, como o grande vencedor do Prêmio Sebrae  Brasil colocando Santo Antonio de Jesus no destaque de 'cidade empreendedora'.

O gestor municipal apresentou na manhã da última quinta-feira (19), uma exposição dos avanços da capital do recôncavo no São João, no programa Tô Legal (implantação de uma lei que incentivasse os pequenos negócios no município), da campanha Agro & Negócios da Expomandioca; a realização do Projeto Muxima – que significa coração, em yorubá, e busca a melhoria da qualidade da merenda escolar com a preservação dos hábitos e cultura locais; a inclusão social dos agricultores que produzem alimentos típicos da região e o estímulo à economia solidária. Depois das explanações, Euvaldo participou de uma mesa redonda onde foi discutido com vários setores do estado de Pernambuco a experiência empreendedora do município, "estou satisfeito, pois foi uma apresentação na Associação dos Municípios de Pernambuco voltada para prefeitos, agentes de desenvolvimento e empresários locais, um momento muito bom, onde tivemos a oportunidade de mostrar as ações desenvolvidas para que todos conheçam a pujança da cidade das Palmeiras”, afirmou.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia -  Letícia Oliveira

Comente agora
20
Jul
Missa em homenagem a ACM é realizada em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:35h

ma missa em memória ao ex-senador Antônio Carlos Magalhães foi celebrada na igreja do Santuário da Bem Aventurada Dulce dos Pobres, no largo de Roma, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (20). Além dos familiares, pacientes das Obras Sociais Irmã Dulce, admiradores e políticos participaram da cerimônia para lembrar os cinco anos do falecimento. 

Antônio Carlos Magalhães foi prefeito de Salvador, governador da Bahia, ministro e senador. Entre os familiares presentes na cerimônia, estiveram a viúva, dona Arlete Magalhães, o filho Antônio Carlos Magalhães Júnior e os netos. “Embora com muita saudade, mas também com a lembrança do legado do seu amor e de tudo que ele fez pela Bahia. Isso é tão mais forte que nos deixa confortados” comentou Antônio Carlos Magalhães Júnior, presidente da Rede Bahia. “Apesar do tempo, a memória do senador ainda é uma coisa muito forte nos nossos corações e nos corações do povo baiano. Pelo seu legado, pela sua história, pelo que ele fez por essa terraO radialista Mário Kertész falou da sua principal recordação sobre o político baiano. “Do amor dele pela Bahia, da capacidade de liderança e de formar equipe com gente jovem. Eu tenho muitas saudades dele” relata.

Comente agora
20
Jul
MPE pede impugnação de candidatura de Waldir Pires
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:58h

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pediu a impugnação da candidatura do petista Waldir Pires à Câmara Municipal de Salvador nas eleições de outubro. O postulante a vereador teria deixado de apresentar uma certidão criminal obrigatória para o registro da candidatura. Segundo Carla Nicolini, advogada do PT, partido que encabeça a coligação Todos por Salvador (PT, PP, PTB e PSD), o documento foi anexado ao processo nesta quarta-feira (18) e a candidatura de Pires não está ameaçada. “Houve um atraso na emissão da certidão pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que é o único do país que não fornece o documento pela internet. Mas, juntada essa certidão, o problema está resolvido”, argumentou em entrevista ao Bahia Notícias.

Comente agora
20
Jul
Prefeito de Guanambi pode ter candidatura impugnada
Postado por: Letícia Oliveira / 09:50h

O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), que tenta a reeleição no pleito deste ano, pode ter a candidatura impugnada. O líder da coligação “Guanambi é progressista”, que reúne além do PP mais cinco partidos – PRB, PDT, PMDB, PSC e PR –, pode ter o pedido de registro rejeitado, sob a alegação de que já teria ocupado a função por dois mandatos consecutivos e, portanto, estaria inelegível. Os documentos que compõem os autos do processo já foram reunidos e agora o pedido aguarda julgamento. Fernandes declarou um total de R$ 428.527,69 em bens, entre eles uma fazenda no valor de R$ 40 mil e dois veículos nos valores de R$ 92 mil e R$56 mil. O limite de gastos da campanha é de R$ 2 milhões. O prefeito também é alvo de ação popular movida por sindicalistas do município do centro-sul baiano, que o acusam de ter inaugurado obras públicas com suposto caráter publicitário de sua própria administração. (BN)

Comente agora
20
Jul
Dilma quer comprar avião similar ao de Obama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:04h

Dilma Rousseff quer trocar de avião. O Airbus A319 comprado por Lula em 2004 já não a satisfaz. Deseja levar ao hangar um Boeing 747, modelo similar ao Air Force One, a aeronave usada pelo companheiro Barack Obama. O repórter Brian Winter informa que as negociações do governo brasileiro com a Boeing já foram abertas. Confirmando-se a aquisição de asas novas, Dilma empurrará para dentro de sua biografia uma extravagância radioativa. Abalroado pela crise financeira internacional em pleno voo, o PIB brasileiro fará um pouso atravessado em 2012. Com sorte, aterrissará numa pista próxima dos 2%. Com azar, fará um pouso forçado em faixa abaixo de 1,5%. Numa casa brasileira convencional, família com dificuldades econômicas não troca de carro. E tem dificuldades para entender as razões que levam uma presidente convertida em gerente de crise a trocar de avião. (Blog do Josias)

Comente agora
20
Jul
Candidatos, eleitores e partidos políticos descobrem força da internet nas eleições
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:59h

Embora a televisão ainda seja o principal veículo para informação de quem vai votar, os eleitores, os partidos políticos e os candidatos descobriram a força da internet e das mídias sociais e pretendem usá-las com intensidade nesta campanha. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o acesso é mais fácil, a internet será usada “cada vez mais” pelos políticos, disse o diretor de Atendimento e Planejamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Iprespe), Maurício Garcia. Para ele, isso será possível pelo crescimento do uso de telefones celulares de banda larga e dos tablets, dispositivos portáteis de acesso a internet.

Garcia ressaltou, porém, que o eleitor não forma, necessariamente, opinião a partir do acesso a páginas de partidos ou candidatos. “Isso acontece quando as informações estão disponíveis em grandes portais ou em ferramentas como o twitter, quando um amigo que acompanha coloca alguma informação que desperta a curiosidade da pessoa.” Ele lembrou, no entanto, que, quanto menor a cidade e maior a dificuldade de acesso ao conteúdo de internet, mais pesa na formação de opinião do eleitor a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. De acordo com Garcia, nessas localidades, existem outros fortes formadores de opinião, como padres e pastores e líderes sindicais.(Agência Brasil)

Comente agora
19
Jul
Ministério Público pede impugnação da candidatura de Pelegrino
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:28h

Informações que chegaram há pouco ao Política Livre indicam que o Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) a impugnação da candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino (PT). O motivo: o não pagamento de uma multa no valor de R$ 5 mil que foi atribuída ao petista na eleição passada, mas ainda não foi paga. Para que a impugnação se confirme, ainda é necessário o parecer do TRE-BA sobre o assunto. A redação tentou diversos contatos com a assessoria de imprensa de Pelegrino, mas ainda não teve êxito.

Comente agora
19
Jul
Assessora de senador é demitida após vazamento de vídeo com cenas de sexo
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 16:09h
A assessora do senador Ciro Nogueira (PP), a advogada Denise Leitão Rocha, será demitida do cargo comissionado que ocupa no Senado Federal desde janeiro de 2011após ter um vídeo com cenas de sexo vazado na internet. Segundo o jornal Extra, a informação foi confirmada por uma fonte da Casa. "Não é uma demissão por justa causa, até porque não existe isso em cargos comissionados. Ela era uma excelente funcionária. Ela está sendo desligada não por causa do vídeo. Mas pelo constrangimento que está sendo criado para o senador", justificou a fonte, cujo nome não foi revelado. Ainda de acordo com o o jornal, Denise está de férias do Senado desde o início da semana, quando o vídeo vazou primeiro entre celulares e tablets do Senado e depois foi parar na internet. 
Comente agora
19
Jul
Confira os 143 candidatos a vereadores de Stº Antº de Jesus que disputarão 14 vagas na Câmara
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:45h

O ano de 2012 será marcado por mais um marco na história política do país, pois, ocorrerão às eleições municipais 2012. É através das eleições que acontecem em cada município que escolhemos os nossos representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Serão mais de cinco mil e quinhentos municípios e uma média de 60 mil vereadores atualmente. Dados recentes informam que podemos ter quase 70 mil vereadores em todo o país nesta próxima eleição.

Os vereadores serão votados no dia 7 de outubro, junto com o executivo, onde você poderá alternar, votando no vereador de uma determinada legenda e grupo partidário e o prefeito e vice de outro. Em Santo Antonio de Jesus serão 143 candidatos disputando 14 vagas na câmara de vereadores. Confira abaixo a lista com nomes e suas relativas situações perante ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lista completa dos candidatos a vereadores: CLIQUE AQUI!

Comente agora
19
Jul
Vereador de Ipiaú é expulso do PT e não poderá ser reeleito
Postado por: Eliane Azevedo / 15:06h

Fontes ligadas ao Bocão News informaram que o vereador Aloísio Teixeira Mendes (PT), de Ipiaú, não poderá se candidatar nas eleições desse ano. Ele foi expulso do PT municipal por infidelidade partidária e não registrou sua candidatura na chapa de oposição, onde fez uma coligação em torno do candidato Cezário Costa. O vereador, que sempre apoiou o prefeito Deraldino, queria ser candidato na chapa de oposição mesmo com a expulsão.  Ainda segundo a fonte, o PT estadual tentou a substituição de um dos candidatos inscritos para incluir Aloísio e ajuizou a ação para que o vereador entrasse na legenda da oposição. Mas o presidente do partido, Jonas Paulo, não confirmou a informação. “Não sei nada sobre esse assunto”, declara. Há informações de que Carla Rodrigues, juíza de Ipiaú, não acatou o pedido do PT. Rui Costa, secretário da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia ainda tentou intervir em prol do vereador, mas a executiva municipal manteve os registros feitos dentro do prazo. Os estatutos do PT até permitem o filiado que tem cargo eletivo ter o direito de concorrer novamente, mas não sobrepor a coligação de quatro partidos com candidatos já registrados. Dessa forma, Aloísio Teixeira Mendes está fora.

Comente agora
19
Jul
Candidatos a prefeito de Stº Antº de Jesus declaram bens e previsão de gastos para a campanha
Postado por: Letícia Oliveira / 14:28h

Já estão disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral a declaração de bens dos quatro candidatos a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus que serão escolhidos no dia 07 de outubro pelos eleitores aptos a votar. Dos candidatos quem apresenta maior número de bens é Humberto Leite.

Humberto Leite (PDT) que declarou patrimônio de 527.55,55 e pretende gastar nesta campanha R$ 1 milhão de reais.

Álvaro Bessa (PT) declarou patrimônio de 85.500 reais e pretende gastar com a campanha um limite máximo de 500 mil reais.

A candidata Dalva Mercês (PSB) declarou patrimônio de 26 mil reais. Dalva tem a pretensão de gastar nesta campanha eleitoral 800 mil reais.

O candidato Franderrak Mascarenhas (PSOL)  não declarou patrimônio, mas informou que pretende gastar até o limite de 50 mil reais nesta campanha.

Os candidatos a prefeito e vereador no município podem ser obtidas via acesso ao site do TRE ( www.tse.jus.br ) através do divulga cand 2012. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
19
Jul
João Henrique diz que vai se candidatar a Governador
Postado por: Letícia Oliveira / 13:29h
Em entrevista ao programa Que Venha o Povo, da TV Aratu, nesta quinta-feira (19), o prefeito de Salvador, João Henrique, disse que vai se candidatar a governador: "No interior há um reconhecimento do nosso trabalho. Acredito que as pesquisas apontam nessa direção. Há naturalmente um caminho em direção ao Governo da Bahia", disse.
Na entrevista, João Henrique falou sobre vários problemas de Salvador como o trânsito, as encostas, saúde, segurança, entre outros. Ele falou também sobre a Lei de responsabilidade Fiscal: "Temos que diminuir o ritmo das ações da prefeitura. A lei de Responsabilidade Fiscal nos deixa ingessados. Não podemos deixar dívidas. Esse segundo semestre vai ser de muito aperto", afirmou o prefeito.
Um comentário
19
Jul
MP pede impugnação de chapa proporcional de ACM Neto; advogado promete solução até domingo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:11h

O Ministério Público pediu a impugnação do registro de candidatura da coligação "É Hora de Defender Salvador" (DEM, PSDB, PPS, PV e PTN), do candidato democrata ACM Neto, por não ter sido alcançado o percentual mínimo de 30% de candidatos de um dos sexos. Segundo o advogado Ademir Ismerim, que representa o grupo, a coligação lançou 82 candidatos. “Foram 60 homens e 22 mulheres, quando teríamos que lançar 25 mulheres para atender ao requisito de 30% do sexo oposto”, afirmou Ismerim ao Bahia Notícias. De acordo com ele, o responsável pela ação foi o promotor Edmundo Reis Silva Filho. O advogado disse ainda que o problema será resolvido até o próximo domingo (22), quando termina o prazo concedido para regularizar a situação. De acordo com ele, não haverá problemas para incluir mulheres na coligação, apesar de o prazo para registro de candidatura ter acabado no dia 5 de julho. “Podem ser incluídos candidatos até 60 dias antes das eleições”, explicou Ismerim, ao lembrar que a coligação pode ter até 86 candidatos. (Bahia Notícias)

Comente agora
19
Jul
Presidência da República ganha novo helicóptero
Postado por: Letícia Oliveira / 12:01h

A Presidência da República recebeu nesta quarta-feira um novo helicóptero para transporte da presidenta Dilma Rouseff, uma aeronave EC-725, batizada de VH-36 Caracal. O helicóptero, com capacidade para dez passageiros e três tripulantes, tem autonomia de voo de quatros horas e trinta minutos. Atualmente, a presidenta voa em um helicóptero Super Puma, da mesma família do novo equipamento. Os helicópteros serão usados para deslocamento em pontos de difícil acesso ou para locais em que aeronaves convencionais não podem operar.mFabricado pela Helibras, o novo helicóptero da presidenta faz parte de um pacote de 50 unidades comprado pelo governo para a Presidência e para as Forças Armadas, num total de R$5,2 bilhões.

Comente agora
19
Jul
Vitória da Conquista poderá ter segundo turno pela primeira vez
Postado por: Letícia Oliveira / 11:10h

A cidade de Vitória da Conquista, terceiro colégio eleitoral da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, tem chances de realizar pela primeira vez na história o segundo turno nas eleições municipais deste ano. Contando com um eleitorado de 215.299 mil eleitores, a cidade atingiu o quantitativo mínimo necessário para a realização de segundo turno nas eleições para prefeitos, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).

A Juíza Simone Soares Chaves, titular da 40ª Zona Eleitoral, umas das três zonas que compreendem o município, lembra que esse "é um momento histórico para a cidade, marcando seu desenvolvimento pelo crescimento populacional e, conseqüentemente, de eleitores”. A cidade de Vitória da Conquista comporta também as 39ª e 41ª Zonas Eleitorais, sendo uma das seis cidades do Estado a possuir mais de uma zona eleitoral devido ao grande volume de eleitores. (Tribunaonline)

Comente agora
18
Jul
Cartórios do interior recebem denúncias eleitorais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:15h

Os cartórios eleitorais do interior da Bahia dispõem de serviço para que o cidadão possar fazer representações, reclamações e pedidos de resposta de ações referentes às eleições. Nas unidades, a população pode contar com o fax dos cartórios eleitorais para enviar petições à Justiça Eleitoral, segundo informações da assessoria de imprensa do TRE. Os cidadãos devem ficar atentos para os municípios que contam com mais de um cartório, porque, nesses caso, é preciso verificar a divisão das atribuições. Cada cartório recebe demandas de serviços específicos a depender da localidade.

O Tribunal também dispõe da Ouvidoria, que serve como canal de comunicação entre a população e a Justiça Eleitoral. As solicitações devem ser encaminhadas por e-mail para ouvidoria@tre-ba.gov.br.  No Portal do TRE-BA, foi disponibilizada a lista dos cartórios de cada Zona Eleitoral , por município, com os respectivos números de telefone. Para acessar, é necessário entrar no menu “Institucional” – “Zonas eleitorais”. (ATarde)

Comente agora
18
Jul
Ex-presidente da Câmara de Salvador é multado pelo TCM e pode devolver R$ 1,6 mi aos cofres municipais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:23h

O ex-presidente da Câmara de Salvador, Valdenor Moreira Cardoso, foi multado em R$ 15 mil pela ausência de comprovação da publicação de matérias publicitárias pagas, no valor de R$ 1.613.974,37, e pelo atraso no pagamento de contas de consumo, o que teria causado prejuízo ao erário, no exercício de 2008, de acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Segundo a corte, após comprovadas as irregularidades e diante do silêncio do gestor em relação aos fatos abordados no processo, o relator, conselheiro Raimundo Moreira solicitou ao Ministério Público, a determinação do ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 1.613.974,37, com recursos pessoais. A decisão ainda cabe recurso. Para o TCM, em relação aos pagamentos indevidos à Leiaute Comunicação e Propaganda LTDA e CCA Comunicação e Propaganda LTDA, foram constatados fortes indícios de improbidade administrativa.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com