As comentadas

Boa noite , Quarta-feira, 30/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

24
Mai
PT e PSDB disputam o apoio de Paulo Maluf
Postado por: Letícia Oliveira / 23:47h

Dono do quarto maior tempo de TV no horário eleitoral gratuito, o PP passou a ser cortejado por petistas e tucanos. O líder do partido no Estado, deputado Paulo Maluf, foi procurado há cerca de um mês tanto pelo pré-candidato do PSDB, José Serra, quanto pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que esteve na casa de Maluf, no Jardim Europa, com outros dois petistas. Os tucanos já dão como certo o apoio de Maluf a Serra. Nas tratativas, uma das sinalizações feitas pelos tucanos foi a Secretaria da Habitação (com a Cohab junto). Ontem, em jantar na casa do deputado Fabio Ramalho (PV-MG), vizinho de Maluf em Brasília, o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, e os deputados Cândido Vaccarezza e Carlos Zarattini voltaram a insistir na aliança com o PT. O PP pretende anunciar a decisão em 15 de junho.

Comente agora
24
Mai
"A escolha do candidato à prefeitura de Santo Antônio de Jesus será de acordo a vontade do povo", diz prefeito
Postado por: Eliane Azevedo / 17:32h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Euvaldo Rosa, em entrevista nesta quinta-feira ao repórter Joselito Fróes, explanou sobre as discussões realizadas no evento de apoio ao deputado Rogério Andrade e sobre a política em Santo Antônio de Jesus.

Euvaldo Rosa informou que o evento aconteceu de maneira positiva, “esse é o momento do lançamento das pré-candidaturas, apresentando-os à sociedade dentro de um processo democrático”, afirmou.  De acordo com o prefeito, a escolha do seu candidato ainda não aconteceu, pois será feita baseada no desejo da sociedade, mas que até o final de junho o candidato será definido. Ele destacou a importância de ter um substituto que dê continuidade ao trabalho desenvolvido para o crescimento econômico e social de Santo Antônio de Jesus e que melhore o que for preciso. Tendo em vista que o prefeito já administrou o município por dois mandatos seguidos, impedindo-o de candidatar-se para as eleições de 2012, ele informou que, a partir de 2013, retomará as suas atividades na saúde e que poderá atuar como conselheiro, auxiliando na gestão da cidade, quando for solicitado.

Redação Voz da Bahia - Eliane Azevedo

Comente agora
24
Mai
Deputado pede investigação das viagens ao exterior do governador Wagner
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 16:59h

O líder do bloco PMDB/DEM da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Luciano Simões (PMDB), apresentou nesta quinta-feira (24) um requerimento à Mesa Diretora da Casa para solicitar ao governo do Estado informações sobre as viagens internacionais realizadas pelo governador Jaques Wagner (PT), de janeiro de 2007 até o início deste ano. No documento entregue, o colegiado solicita a apresentação de documentos que comprovem quem pagou as despesas com passagens aéreas ou aluguel de aeronaves, estadias, uso de cartões corporativos, além do valor total custeado com dinheiro público em cada roteiro internacional. O requerimento ainda pede o nome e função ou cargo de quem acompanhou o chefe do Executivo, bem como os roteiros e as despesas de locomoção. “Esse requerimento deve-se ao fato do governador Jaques Wagner não fornecer as devidas informações à sociedade baiana e aos membros deste Poder a respeito de suas viagens internacionais, por tratar-se de uma questão de grande interesse público”, justificou. Simões censurou a ida do líder baiano aos Estados Unidos nesta quarta (22) e considerou o momento “inoportuno”, devido aos problemas enfrentados atualmente pelos baianos. O parlamentar alegou que a viagem não foi informada e acusou a missão de não possuir objetivo concreto. “A agenda da presidente Dilma e até a do presidente desta Casa, deputado Marcelo Nilo, são de conhecimento público pelo menos com uma semana de antecedência. Mas só hoje [quarta] a Assembleia Legislativa e a Bahia tomaram conhecimento da viagem do governador aos Estados Unidos”, criticou. O político informou também que em 14 de março deste ano, o detalhamento das viagens do governador já tinha sido protocolado, mas até o momento não obteve resposta. Segundo ele, o presidente Marcelo Nilo (PDT) garantiu que o requerimento será votado na próxima reunião da Mesa, no dia 30 de maio.

Comente agora
24
Mai
Cruz das Almas: Oposição anuncia candidatura única
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 15:30h

DEM, PMDB e PSDB vão anunciar, nessa sexta-feira, o nome do pré-candidato a prefeito de Cruz das Almas. A escolha está entre Jean Cavalcanti, mais conhecido como Dr. Jean (PMDB), e Ednaldo Ribeiro (PTC), e será anunciada no espaço Drib Eventos, a partir das 19h, com as presenças dos deputados federais ACM Neto (DEM) e Lúcio Vieira Lima (PMDB). Além do DEM, PMDB, PSDB e PTC, o nome escolhido já tem a garantia dos apoios do PR, PSC, PPS, PRTB, PSDC, PTdoB e PTN. “Claro que já sabemos quem será o candidato, mas preferimos manter o suspense”, afirmou Ednaldo Ribeiro. “O importante é que conseguimos unir as oposições e teremos uma candidatura bastante competitiva e que vai ganhar as eleições em outubro”, acrescentou. (Política Livre)

Comente agora
24
Mai
Feira: Zé Ronaldo lança pré-candidatura ao lado de dez partidos
Postado por: Eliane Azevedo / 15:08h

Pelo menos dez partidos estarão representados no lançamento da pré-candidatura de José Ronaldo (DEM) à prefeitura de Feira de Santana. O evento, quando o democrata vai admitir publicamente que quer governar a cidade pela terceira vez, acontece nesta sexta, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro, a partir das 10h. “Estamos dialogando com diversos partidos e acreditamos que a aliança será ampla. Todos que querem o melhor para Feira estarão conosco”, disse Zé Ronaldo. ACM Neto (DEM) e outros deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores da região confirmaram presença no ato. (Política Livre)

Comente agora
24
Mai
Prefeito Euvaldo Rosa recebe ligação de secretário de saúde da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 13:23h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus Euvaldo Rosa recebeu a ligação do secretário de saúde da Bahia Jorge Solla. Em entrevista ao repórter Joselito Fróes da Recôncavo FM, o gestor contou o que procedeu essa conversa. Ele ressaltou que conversou demoradamente com o secretário, que está em Brasília lutando pelo curso de medicina para Santo Antônio de Jesus, “essa é uma luta não só da cidade, como de todo o Recôncavo”, completou.

De acordo com Dr. Euvaldo, o secretário e a Prefeitura Municipal se preocupa também com a Santa Casa de Misericórdia, e o governo da Bahia através da Sesab está viabilizando uma UTI para a unidade afim de melhoramentos.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
24
Mai
Prefeito de Canavieiras comete gafe e usa foto de Ilhéus em mensagem
Postado por: Redaçãoa Voz da Bahia / 11:24h

O prefeito de Canavieiras, Zairo Loureiro (DEM), cometeu uma gafe ao parabenizar o município, que comemora aniversário de emancipação nesta quinta-feira (24). Em mensagem veiculada em um jornal e site da cidade, o gestor aparece em um banner à frente de uma paisagem. O problema é que o cenário é do litoral norte de Ilhéus, e não de Canavieiras, o que certamente deixou a população local insatisfeita.

Comente agora
24
Mai
Presidente da CPI do Cachoeira usa verba para comprar reportagens
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:56h

O senador Vital do Rêgo (PMBD-PB), presidente da CPI do Cachoeira e corregedor do Senado, usa dinheiro público para a compra de reportagens a seu favor em veículos de imprensa de seu Estado. Três jornalistas, de rádios e sites de internet, disseram que recebem dinheiro da verba indenizatória do peemedebista para publicar reportagens enviadas pelo seu gabinete. Os ouvintes e leitores não são informados de que se trata de material pago. As informações foram publicadas no jornal Folha de S. Paulo.

Embora o código de ética da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) proíba, as operações são legais. O senador negou a prática. Segundo ele, as empresas são contratadas para promover a divulgação do seu mandato. Rêgo já havia sido acusado de ter uma funcionária-fantasma. Ele disse que irá investigar a frequência de Maria Eduarda Lucena dos Santos, que se diz coautora do hit Ai se Eu te Pego, cantada por Michel Teló. Ela consta na lista de empregados no escritório do senador na Paraíba e não bate ponto.
Comente agora
24
Mai
PP sacramenta candidatura de Leão
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 10:36h

As notícias não são nada boas para quem apostou na retirada do nome do ex-chefe da Casa Civil da Prefeitura, deputado João Leão (PP), do tabuleiro que se forma para disputar o Thomé de Souza em outubro próximo. Depois de reunião esta semana que durou uma tarde inteira, a palavra de ordem no Partido Progressista (PP) baiano é Leão candidato. E quem assim confirmou foi o prefeito João Henrique, que preside o partido em Salvador. Resta apenas os progressistas marcarem a data do anúncio ‘oficial’ do nome de Leão no páreo. Entusiasmado, depois de mais uma injeção de ânimo do chefe do Executivo soteropolitano, João Leão disse à Tribuna que não haverá lançamento de pré-candidatura. “Não vai ter pré-candidatura nenhuma. João Henrique e o presidente do PP na Bahia, nosso deputado Mário Negromonte, decidiram que vamos lançar logo nossa candidatura definitiva no dia da nossa convenção no próximo mês”, afirmou o postulante progressista. João Leão, que é o vice-presidente do PP baiano, quer fazer a convenção no dia 11 de junho, data cujo número é o mesmo que representa o partido nas urnas. “Tem que ser dia 11 porque o 11 é do PP”. (Tribuna)

Comente agora
24
Mai
Presidente do PSB já avisou a Lídice que quer vê-la candidata, diz coluna
Postado por: Letícia Oliveira / 09:12h

A senadora Lídice da Mata (PSB) ouviu do presidente do seu partido, o governador pernambucano Eduardo Campos, que é fundamental para a legenda ter candidaturas próprias em cidades como Salvador, segundo informações da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde. A publicação diz ainda que, depois da conversa com Campos, a parlamentar já teria inclusive conversado com o governador Jaques Wagner e informado da possibilidade de tentar a prefeitura de Salvador. O petista teria respondido o de sempre: que é natural que todos os partidos queiram se firmar. Sem descartar a chance de concorrer ao Executivo municipal, Lídice já havia declarado que seus passos rumo à disputa dependeriam de conversas com o presidente nacional da sigla e com o chefe do Executivo baiano, definido por ela como “líder do projeto político”.

Comente agora
24
Mai
Sarney diz que Congresso vai divulgar salários de servidores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:32h

Sarney disse que o Senado vai seguir modelo a ser definido pelo Ministério do Planejamento na divulgação dos salários do Executivo. Os prazos para tornar públicos os salários, segundo o senador, também serão definidos pelo governo federal. "Vamos esperar que o Ministério do Planejamento dite a portaria normativa sobre como fazer. O próprio decreto determina que o Planejamento faça um normativo. Todos os poderes estão seguindo o mesmo procedimento."

O Ministério do Planejamento promete editar decreto com as normas para publicação dos salários. Falta ao governo bater o martelo sobre a divulgação dos nomes dos servidores. A transparência nos salários está prevista pela Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor na semana passada. A lei determina a divulgação dos salários de todos os servidores do Executivo federal, o que levou os chefes de outros Poderes a discutirem sua ampliação para o Legislativo e o Judiciário. Além da remuneração e subsídios recebidos, o decreto também determina a divulgação de eventuais "auxílios, ajudas de custo, jetons e quaisquer outras vantagens pecuniárias, bem como proventos de aposentadoria e pensões daqueles que estiverem na ativa, de maneira individualizada". (Folha)

Comente agora
23
Mai
Vice prefeito afirma que ainda este ano o Centro Cultural estará pronto
Postado por: Letícia Oliveira / 09:40h

O vice prefeito de Santo Antônio de Jesus Joanito Barbosa em entrevista ao repórter Ney Baccely Recôncavo FM falou a princípio sobre as obras que estão sendo tocadas pela prefeitura municipal e algumas inacabadas, incluindo o Centro Cultural. Segundo ele, são obras de calçamento, infraestrutura, “continuamos tocando as obras no Centro Cultural, nesta semana assinamos o pagamento do cheque para cobertura”, completou.

Joanito Barbosa ressaltou que são grandes as obras que estão sendo desenvolvidas na cidade, algumas com recursos próprios e outras com recursos do governo federal e estadual. Destacou também o sistema de água para a comunidade da Boa Vista zona rural de Santo Antônio de Jesus, que dá água de qualidade para mais de 400 famílias. Barbosa citou que as obras do Loteamento Salomão, no Condomínio de Benício que foi concluída a primeira etapa esta semana já foi iniciada a segunda etapa no Loteamento Sales, Avenida 29 de maio entre outras estão sendo desenvolvidas.

Sobre a conclusão das obras do Centro Cultural, o vice prefeito informou que está tudo acelerado, "o Centro Cultural, a casa da cultura de Santo Antônio de Jesus, é o marco maior de identidade cultural no município", acrescentou. Concluiu que ainda neste ano estará sendo entregue a população o novo Centro Cultural.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

2 comentários
23
Mai
TSE aprova, com ressalvas, contas eleitorais de João Leão
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 08:17h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, com ressalvas, as contas do deputado federal João Leão (PP) na campanha eleitoral de 2010. Os ministros rejeitaram o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) pedindo que o TSE rejeitasse as contas por supostas irregularidades em doações estimáveis em dinheiro (cartões de visita, uso de veículos locados e panfletos), que teriam sido doados pela empresa Briccal Indústria, Comércio e Mineração. Na defesa, Leão afirmou que as supostas irregularidades foram de ordem formal, não afetando a lisura de suas contas. O parlamentar afirmou ainda que as impropriedades apontadas pelo MPE seriam na ordem de R$ 58.760,02, representando 4,78% da arrecadação total (R$ 1.227.229,10). O relator do recurso apresentado pelo Ministério Público contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), que aprovou as contas de João Felipe Leão, com ressalvas, o ministro Marco Aurélio afirmou que o candidato apresentou documentos à corte regional para suprir as informações solicitadas, “agindo de boa-fé no caso”. (Thiago Ferreira)

Comente agora
23
Mai
Câmara aprova PEC do trabalho escravo
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 08:06h

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que expropria terras onde a fiscalização detectar a existência de trabalho escravo. Pelo projeto aprovado, as propriedades expropriadas serão destinadas à reforma agrária e a programas habitacionais. A aprovação em segundo turno da PEC ocorreu com 360 votos a favor, 29 contra e 25 abstenções. A proposta, que teve origem no Senado, foi modificada pelos deputados e terá de ser novamente analisada pelos senadores.

Segundo informações da Agência Câmara, os deputados enfatizaram durante a sessão em que a proposta foi votada que é necessário agora votar a regulamentação da PEC, que determinará o que pode ser considerado trabalho análogo à escravidão e detalhará os trâmites legais para a expropriação. A PEC do Trabalho Escravo foi aprovada em primeiro turno na Câmara em 2004, numa resposta dos parlamentares ao assassinato de três auditores do trabalho e de um motorista do Ministério do Trabalho na cidade de Unaí, em Minas Gerais. (R7)

Comente agora
23
Mai
'Ele pode não falar nunca', afirma advogado de Cachoeira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:00h

O bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, pediu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região que anule as escutas telefônicas das operações Vegas e Monte Carlo, base da CPI do Cachoeira. A anulação das gravações derrubaria todas as investigações em curso contra Cachoeira e os demais integrantes da organização acusada de exploração ilegal de jogos e corrupção de parlamentares, entre outros agentes públicos. O advogado de Cachoeira, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, alega que as escutas são ilegais porque, no transcorrer das operações Vegas e Monte Carlo, a Polícia Federal investigou o senador Demóstenes Torres (Sem partido-GO) e outros parlamentares sem autorização prévia do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é também a mesma linha de defesa já adotada por Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, advogado de Demóstenes. O bicheiro, que permaneceu calado no depoimento desta terça-feira, não tem a menor intenção de colaborar com a CPI. Se for chamado a depor novamente, Cachoeira deverá permanecer calado. (O Globo)

Comente agora
23
Mai
Proposta de estatuto para concursos municipais é apresentada a João Henrique
Postado por: Letícia Oliveira / 07:31h
Uma proposta de projeto de lei que regulamenta os concursos públicos de Salvador foi entregue, na última segunda-feira (21), ao prefeito João Henrique Carneiro. A medida prevê, entre outras determinações, a apresentação de um cronograma oficial de convocações, uma das principais reivindicações dos aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde. A requisição foi levada ao gestor pela pré-candidata a vereadora pelo PP, Luzi Pimentel. JH prometeu encaminhar o documento para análise da consultoria jurídica da prefeitura e, em seguida, para a Câmara Municipal de Salvador.
Comente agora
22
Mai
Targino Machado: "Não estou à venda"
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 22:19h
O deputado estadual Targino Machado afirmou nesta terça-feira (22) que, mesmo com a possível adesão do seu partido, o PSC, à base do governo estadual, ele continuará como oposicionista até o fim do seu mandato. “Esse é o governo cara de pau. Ele até poderá cooptar o PSC, dependendo do quanto queira investir, mas não vão conseguir comprar Targino Machado, porque não estou à venda. Estou aguardando o presidente do meu partido, pois não acredito que ele, com a envergadura política e estatura moral que ostenta, fará isso, virando as costas para o povo que confiou no PSC”, disse.
Para ele, se esta adesão se confirmar, duas serão suas opções: o PSC aceitar suas posições ou até mesmo deixar a legenda. “Adesista não tem valor. Foram visitar o PSC em Brasília para oferecer cargos. Quem se vende não merece o dinheiro que recebe. Ninguém sai da oposição para o governo de graça. Tudo tem um preço, mas isso serve para muitos, não para Targino Machado. Não estou em prateleira para ser vendido. Tenho dois caminhos agora: o PSC aceitar minhas posições, coerentes com minhas ideias, ou me expulsar do partido. Não vou amenizar as criticas. Espero que o PSC não mude a sua condição política, descredenciando-se de seu ideário”, afirmou. 
Comente agora
22
Mai
AL-BA aprova urgência de mais um empréstimo de US$ 700 milhões ao governo estadual
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 22:11h

O governo do Estado deve contrair um novo empréstimo de US$ 700 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), mesmo valor de outra matéria aprovada em março pela Assembleia Legislativa da Bahia. Nesta terça-feira (22), a Casa aprovou a urgência da votação da nova operação de crédito do Executivo estadual. O projeto deve ser votado na próxima semana. Segundo o líder da maioria entre os deputados, Zé Neto (PT), o recurso tem o objetivo de fortalecer “programas estruturantes, o esforço da inclusão sócio-produtiva, o desenvolvimento de infraestrutura social, física e institucional para o crescimento sustentável do estado”. O montante será destinado ao Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado da Bahia (Proinclusão) e ao pagamento de dívida interna com a União. Como os últimos empréstimos, deve ser aprovado sem grandes entraves pelo plenário do Legislativo. (Bahia Notícias)

Comente agora
22
Mai
Serra é multado por propaganda eleitoral antecipada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:22h

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Manoel Luiz Ribeiro, condenou o diretório estadual do PSDB e o pré-candidato a prefeito José Serra a multa de R$ 5.000 cada por propaganda antecipada. A representação contra o ex-governador foi movida pelo PT. O advogado do tucano, Ricardo Penteado, afirmou que ainda não foi notificado da decisão, mas que vai recorrer ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para tentar a anulação. De acordo com Ribeiro, Serra fez propaganda "dissimulada" em programas que foram ao ar na TV em abril. "O PSDB exibiu em inserções televisivas (...) conteúdo que contribuiu para a promoção pessoal de José Serra, notório pré-candidato à eleição municipal", escreveu o juiz. Ele classificou como "incontestável" a infração à lei eleitoral, que só permite a propaganda de candidatos a partir de 6 de julho. "As inserções foram totalmente protagonizadas pelo pré-candidato José Serra", escreveu o juiz.

"Embora se tratasse de programa veiculado por diretório estadual, nenhuma menção se fez a outro município." Segundo Ribeiro, o exame do programa revelou, "ainda que de forma dissimulada, a ocorrência da propaganda eleitoral extemporânea". Ontem, a Justiça Eleitoral negou outro pedido do PT contra Serra e contra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também por propaganda eleitoral antecipada. Para o partido, é eleitoral a propaganda institucional exibida pela prefeitura com o slogan "antes não tinha, agora tem". No começo do mês, o pré-candidato do PMDB, Gabriel Chalita, foi multado em R$ 5.000 por propaganda antecipada. A irregularidade aconteceu no programa partidário da sigla. (Folha)

Comente agora
22
Mai
Plantação com mais de 4 mil pés de maconha é destruída em Curaçá
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:56h

Cerca de 4 mil pés de maconha foram erradicados pela Polícia Militar na cidade de Curaçá nesta terça-feira (22), segundo o departamento de comunicação do órgão.

Os PMs da Cipe-Caatinga localizaram a plantação com 4.200 pés de maconha perto do povoado de Riacho Seco depois de uma denúncia anônima. No local, no entanto, não foi encontrado nenhum responsável pela plantação. A plantação foi erradicada e incinerada no local. Amostras do material foram recolhidas para perícia na delegacia.  (Correio)

Comente agora
22
Mai
Ubatã troca de prefeito pela 8ª vez em três anos e meio
Postado por: Eliane Azevedo / 17:51h

Os vereadores de Ubatã decidiram, na noite desta segunda-feira (21), afastar por 90 dias o prefeito de Ubatã, Edson Neves (PSD), e o seu vice, Roberto Pazzy (DEM). Na sessão, que resultou na oitava troca de comando da administração municipal desde as eleições de 2008, os edis ubatenses criaram três comissões, duas Parlamentares Processantes e uma Especial de Inquérito (CEI) para apurar as denúncias contra a atual gestão. Os vereadores alegaram que, caso Neves continuasse no cargo, poderia haver interferência nos trabalhos dos colegiados. Já o seu vice foi enquadrado na Lei Orgânica Municipal, que trata da ausência de domicílio onde o político foi eleito. A votação foi 8 x 0. A presidenta da Casa, Cássia Mascarenhas (PMN), assumiu o mandato na manhã desta terça (22). Na última quarta (16), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com uma Ação Civil Pública com o pedido de cancelamento da micareta da cidade, já que o município, que gastou cerca de R$ 700 mil com a festa realizado neste último final de semana, passa por problemas administrativos e financeiros. A Justiça chegou a cancelar o carnaval fora de época do município do sul baiano, mas o prefeito recorreu e conseguiu derrubar a liminar.

Em entrevista ao Bahia Notícias na última quinta (17), Neves acusou seu antecessor Agílson Muniz (PCdoB) de contrair às dívidas e garantiu que já tinha começado a quitar todos os débitos da prefeitura. De acordo com o site Ubatã Notícias, a nova gestora, em seu primeiro discurso após a posse, garantiu que o seu governo priorizará o pagamento dos servidores públicos da Saúde. Já o ex-prefeito garantiu que recorrerá á Justiça para voltar ao cargo.

Comente agora
22
Mai
CPI encerra sessão após pouco mais de duas horas de 'silêncio' de Cachoeira
Postado por: Eliane Azevedo / 17:47h

Após pouco mais de duas horas de sessão de CPI nesta terça-feira, o bicheiro Carlos Augusto Cachoeira não respondeu às perguntas dos parlamentares e apenas repetiu as frases: “Não vou falar nada”, “Vou usar o direito constitucional de ficar calado”, “Vou ficar calado”, “Não vou responder”. Cachoeira disse que foi orientado pelos seus advogados – um deles, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos não saiu do seu lado na CPI – a só falar depois de depor à Justiça. Deputados e senadores fizeram perguntas sobre as relações da rede do bicheiro com a Delta nacional e com o governador de Goiás, Marconi Perillo. Cachoeira não respondeu nem à pergunta sobre como vem sendo tratado na penitenciária da Papuda, em Brasília, onde está preso sob acusação de envolvimento em jogo ilegal e por ter montado um esquema de corrupção que envolve políticos e agentes públicos e privados. (Último Segundo/Ig)

Comente agora
22
Mai
Lídice reafirma pré-candidatura de Sargento Isidório em Candeias
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 12:39h

A senadora Lídice da Mata (PSB) reafirmou a pré-candidatura  do deputado estadual Sargento Isidório à prefeitura de Candeias, nas  eleições de outubro. “Temos um líder político com grande votação na cidade que pontua bem  em todas as pesquisas: em Candeias, o candidato do PSB é o Sargento  Isidório”, declarou a senadora. A declaração foi feita ontem, durante entrevista à Rádio Baiana FM. Segundo  Lídice , as alianças dependem das  circunstâncias. “No caso de Candeias nossa candidatura segue em  frente,  estamos trabalhando para viabilizar a candidatura de Isidório  unindo a base do governo em torno dela para enfrentar a atual  administração municipal”, ressaltou. Este leque de opções reflete-se na decisão que o partido  tomará em sua  convenção municipal de Salvador, mês que vem. “Tanto podemos ter  candidatura própria como podemos apoiar o PT com Pelegrino ou o PCdoB  com Alice Portugal”.

Comente agora
22
Mai
Sindicato diz que Nilo fez indicação de auditor por interesse
Postado por: Letícia Oliveira / 11:11h

Depois de ter denunciado aos ministérios públicos do Estado e de Contas o auditor Inaldo da Paixão Araújo por supostamente acumular dois empregos públicos de forma irregular – o que Araújo nega com veemência -, o Sindicato dos Servidores dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia vai divulgar nota pública hoje fazendo várias acusações e insinuando que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), e o conselheiro Antonio Honorato se articularam para a indicação do auditor como conselheiro, para ajudar na aprovação das contas da Assembleia Legislativa, que estão há cinco anos sem ser apreciadas pelo TCE.

A desaprovação das contas deixaria Nilo inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Nilo, Honorato e Araújo rebateram ter havido qualquer acerto. Os dois últimos dizem que podem processar os diretores do Sindicontas a partir das acusações contidas na nota pública, que é assinada pelo presidente da entidade, Sidney Guilherme Chaves Júnior; o tesoureiro, Homero Faria da Matta Dourado; o diretor administrativo financeiro, Carlos Raimundo Moysés Garcia Rosa; o diretor de comunicações, Joselito Silva Mimoso; e o diretor social, Euvaldo Silva Caldas Neto. No documento, o Sindicontas apoia que a vaga de conselheiro seja ocupada por um membro do Ministério Público de Contas, contrariando a posição da Federação Nacional de Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), que enviou ofício a Marcelo Nilo defendendo a indicação de Inaldo da Paixão. (Atarde)

Um comentário
22
Mai
Governador 'fura' FIFA e anuncia Salvador na Copa das Confederações
Postado por: Letícia Oliveira / 10:57h

O governador Jaques Wagner furou o anúncio oficial da FIFA e garantiu que Salvador vai sediar os jogos da Copa das Confederações entre os dias 15 e 30 de junho de 2013. A declaração foi feita na manhã desta terça-feira, no Balanço Geral, da Record Bahia. Segundo Wagner, a confirmação foi feita em um congresso realizado em Budapeste. O anúncio oficial será feito hoje, em Zurique, na Suíça, através de oficial emitida pela FIFA. Na terça-feira passada, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou o canteiro de obra, acompanhado do governador e afirmou que as obras da Arena Fonte Nova estão adiantadas. Além de Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza já estão confirmadas como cidades-sede da Copa das Confederações. Falta a confirmação de Recife. (Emerson Nunes)

Comente agora
22
Mai
Sindicontas acusa Nilo de defender interesses pessoais em indicação; deputado promete processar sindicato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:39h

O Sindicato dos Servidores dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia (Sindicontas) acusa o deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, de defender interesses especiais ao indicar para preencher uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) o servidor Inaldo da Paixão. O Legislativo baiano e o Ministério Público de Contas (MPC) disputam o posto, que surgiu com a aposentadoria do conselheiro Manoel Castro. Em nota pública, o Sindicontas classifica Inaldo como assessor do conselheiro Antônio Honorato e ironiza seu caráter “técnico”, ao atribuir ao "padrinho" o papel de articular a escolha do servidor para integrar o TCE.“Honorato foi sorteado como relator das contas do senhor Marcelo Nilo no exercício de 2007, mas nunca as levou à julgamento. Três anos e meio depois de ser sorteado relator das contas, se declarou impedido de julgá-las, alegando motivo de foro íntimo, o que resultou no retardamento do julgamento que deveria ocorrer no prazo máximo de 360 dias”, destaca o texto da entidade.

O Sindicontas afirma ainda que o MPC, que disputa a vaga na Corte, emitiu parecer pela desaprovação das contas da AL-BA. Em contato com o Bahia Notícias, Nilo prometeu processar o sindicato. “Eu indico um técnico que é filiado ao Sindicontas e eles, porque a pessoa não é da cúpula, me ofendem com mentiras. Saem por aí dizendo que estou nomeando o cara porque ele é assessor de Honorato e porque tive parecer contrário. É mentira”, reclamou. (BN/Foto: Tiago Melo)

Comente agora
22
Mai
Wagner reafirma acordo com montadora
Postado por: Letícia Oliveira / 08:37h

O primeiro lote de mil carros da JAC Motors, importados da China, via Porto de Salvador, desembarcou ontem com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib. A distribuição dos automóveis, que até então era feita a partir do Espírito Santo, passa a ser feita na Bahia devido a um acordo feito com a montadora, responsável pela implantação de uma fábrica no estado, com inauguração prevista para 2014. “Eu estive na China visitando a fábrica da JAC Motors e este desembarque é uma confirmação das nossas negociações, faz parte do compromisso firmado”, afirmou o governador. Segundo ele, o terreno para a construção da fábrica já está definido, em Camaçari. A implantação receberá investimentos de R$ 900 milhões. A planta gerará 3.500 empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. A capacidade de produção será de 100 mil unidades. A Jac Motors anunciou ainda que criará no estado uma central de distribuição de veículos e um centro de peças.  A central de distribuição terá investimento de R$ 20 milhões e será erguida no terreno da fábrica, em Camaçari, com previsão de inauguração no final de 2013. Em fase de formatação, a central de peças terá a participação de mais de fornecedores, que atenderão simultaneamente à Ford. Os dois projetos foram confirmados na tarde de ontem, em Salvador, pelo presidente da Jac Motors do Brasil, Sérgio Habib.

Comente agora
22
Mai
Futuro político de Imbassahy segue indefinido
Postado por: Letícia Oliveira / 08:15h

O destinopolítico do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) permanece incerto. Afastado das articulações pré-eleitorais dos últimos dias, o tucano ainda continua em silêncio, em relação ao posicionamento que tomará nas eleições municipais de Salvador, após a anunciada decisão de seu partido de apoiar o DEM, no projeto de condução do deputado federal ACM Neto ao Palácio Thomé de Souza.  Partidos da base governista como o PSD e da base de oposição, a exemplo do PMDB, já sinalizaram que as portas estavam abertas para receberem o ex-prefeito, mas até o momento ele não disse de qual lado estará no pleito. Cogita-se que caso ele permaneça no PSDB, não se empenhará pela eleição do democrata, em retaliação à conduta do partido, que não apostou em seu nome para a disputa. 

Entre alguns representantes do PSDB, que preferiram manter o anonimato, a única certeza é de que Imbassahy teve realmente motivos para ficar insatisfeito. A análise natural é de que ele acreditou que seria candidato à prefeitura de Salvador pelo partido, crendo inclusive nos interesses do diretório municipal, quando na verdade já existia uma resolução que conduzia as decisões a uma orientação nacional, onde em lugares com mais de 200 mil eleitores o tratamento seria especial, ou seja, sem uma determinação local. Nos bastidores, comenta-se que a decisão de apoiar o DEM já no primeiro turno foi em razão das dificuldades que o PSDB atravessa, em relação à estrutura.
Comente agora
22
Mai
Perto do julgamento, Lula diz que mensalão foi 'tentativa de golpe'
Postado por: Letícia Oliveira / 07:41h

Às vésperas de o STF (Supremo Tribunal Federal) julgar a ação penal do mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer, nesta segunda-feira (21), que o escândalo foi uma "tentativa de golpe" contra seu governo (2003-2010). "O PT era mais atacado do que hoje por grande parte dos políticos da oposição e por uma parte da imprensa brasileira. Na verdade, era um momento em que tentaram dar um golpe neste país". Lula afirmou que a oposição foi forçada a recuar diante do apoio que recebeu dos movimentos sociais. Ele também citou artistas populares como o apresentador de TV Raul Gil e o cantor e vereador Agnaldo Timóteo (PR). "Eu disse: 'Não vou me matar como Getúlio [Vargas] e não vou fugir obrigado como o João Goulart. Só tem um jeito de eles me pegarem aqui. É eles enfrentarem o povo nas ruas deste país.'"

O ex-presidente disse que a oposição se intimidou depois de ele receber apoio de movimentos populares em visita ao Palácio do Planalto. "Aquilo foi a coisa que mais deixou eles com medo de continuar na luta pelo impeachment", afirmou. Lula discursou após receber homenagem da Câmara Municipal de São Paulo. Ele ganhou o título de cidadão paulistano e a medalha Anchieta. (Uol)

Comente agora
21
Mai
Wagner destaca projeto de R$ 3 bilhões para desenvolvimento da Bahia e do Nordeste
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 23:21h

A execução de ações na Bahia e demais estados do Nordeste, envolvendo financiamentos de aproximadamente R$ 3 bilhões, a partir de parceria entre o Banco do Nordeste (BNB) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de assuntos como a Lei de Acesso à Informação e o desembarque, nesta segunda-feira (21), em Salvador, de mil veículos fabricados pela JAC Motors, são destacados pelo governador Jaques Wagner no programa de rádio desta terça-feira (22).

“Todos sabemos que o Nordeste vem crescendo acima da média nacional. Esse dinheiro estará voltado para programas de logística e de melhoria da infraestrutura e vai capacitar cada vez mais os nove estados nordestinos para receberem novos investimentos, gerarem mais emprego e melhorarem a vida da nossa gente,” afirma Wagner. Ele participou na última sexta-feira, em Fortaleza, de uma reunião dos governadores nordestinos com os presidentes dos dois bancos, e diz que os programas apresentados pelas instituições, contemplarão a Bahia e demais estados nordestino, estruturando a região para o desenvolvimento.

OUÇA ABAIXO EM "ÁUDIOS' A CONVERSA DO GOVERNADOR

Comente agora
21
Mai
STF decide que Cachoeira fala à CPI nesta terça-feira
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 22:08h

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira que Carlos Cachoeira vai depor à CPI que investiga a relação do bicheiro com políticos e agentes públicos e privados. A audiência de Cachoeira está marcada para as 14h na comissão. Esse já é o segundo recurso dos advogados do bicheiro para adiar seu depoimento. O primeiro aconteceu há uma semana quando o ministro Celso de Mello aceitou os argumentos da defesa de que Cachoeira não podia depor porque não teve acesso aos inquéritos que o investigam, ou seja, não saberia a que acusações está respondendo. 

Após essa decisão do STF, o advogado Márcio Thomaz Bastos teve acesso à investigação, mas argumentou em seguida que precisava de mais tempo para analisar o grande volume de documentos: 15 mil páginas. O argumento não foi aceito pelo ministro Celso de Mello desta vez. Principal protagonista do escândalo que pode levar à cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (ex-DEM) e já jogou suspeitas sobre os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), citados em gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal com autorização judicial nas Operações Vegas e Monte Carlo, o contraventor Carlinhos Cachoeira tem seu depoimento à CPI apontado como o mais aguardado da comissão até o momento. Por enquanto, os governadores vêm sendo poupados.

Comente agora
21
Mai
Secretário considera racista publicidade institucional do governo da Bahia
Postado por: Eliane Azevedo / 14:26h

O vídeo de uma propaganda do governo da Bahia, comandado pelo PT, vem causando polêmica sobre um suposto caso de racismo na Bahia. Na peça, que divulga o programa Saúde em Movimento, uma idosa negra comemora o fato de poder voltar a enxergar após fazer cirurgia de catarata. Ela fica feliz por finalmente conhecer os bisnetos, também negros, a quem chama, aos risos, de “feinhos”.

A publicidade já deixou de ser veiculada na televisão desde o dia 6 de maio mas ainda está disponível na internet. Mesmo assim, no último dia 11, o Secretário da Reparação da Prefeitura de Salvador (Semur), Ailton Ferreira, protocolou um ofício à Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) pedindo a revisão do texto da peça publicitária achando que a frase da idosa não é politicamente correta.

Segundo nota publicada no site da secretaria municipal “o mesmo não contribui pedagogicamente para combater o racismo e ajudar a elevar a auto-estima das crianças negras” e vai de encontro ao apoio que o município dá à campanha da Unicef de combate ao racismo infantil. Nenhuma resposta oficial foi dada à Ferreira.

Comente agora
21
Mai
ACM Neto e Pelegrino se alfinetam em debate na Itaparica FM
Postado por: Letícia Oliveira / 13:15h

O programa Raio X, apresentado por Cristóvão Rodrigues na rádio Itaparica FM, foi palco hoje do primeiro debate não programado entre os deputados federais ACM Neto (DEM), Alice Portugal (PCdoB) e Nelson Pelegrino (PT), pré-candidatos a prefeito de Salvador. Num dos momentos mais quentes do confronto, que acabou sendo polarizado entre Neto e Pelegrino, o petista disse que a capital baiana “não quer voltar ao passado”, quando fez críticas ao carlismo e acusou o democrata de tentar esconder a própria história. ACM Neto contra-atacou. “O deputado Nelson Pelegrino critica tanto o passado mas aceita o apoio dos ex-governadores César Borges (PR) e Otto Alencar (PSD). Das duas uma: ou ele tem que rever o que pensa do passado ou não aceitar esses apoios”, frisou. Entretanto, o ponto alto foi quando o petista acusou Neto de ter administrado a prefeitura ao lado de João Henrique (PP), com uma série de cargos na atual gestão.

“Todos os partidos tiveram uma participação na gestão de João Henrique. O que importa é o tamanho dessa participação. O Democratas só ocupou a Saltur. Já o PT teve várias secretarias na primeira administração de João Henrique”, respondeu. O democrata teria irritado Pelegrino quando lembrou do misterioso assassinato do servidor Neylton Souto da Silveira, que cuidava da área de licitações da secretaria municipal da Saúde. Ele foi assassinado em 2007 nas dependências da pasta, que tinha então como secretário o petista Luiz Eugênio Portela, indicado de Pelegrino.

Comente agora
21
Mai
Pelegrino é bombardeado nas redes sociais por conta de entrevista a jornal
Postado por: Letícia Oliveira / 11:38h

O deputado Nelson Pelegrino, pré-candidato do PT à prefeitura de Salvador, está sendo bombardeado nas redes sociais por conta da entrevista concedida por ele e publicada na edição desta segunda-feira no jornal A Tarde. Tudo por conta da frase dita por Pelegrino e usada como título da entrevista: “Professores são injustos com Wagner”. O petista se defendeu no Twitter, onde postou cinco mensagens consecutivas sobre o assunto usando praticamente os mesmos argumentos. “Quero registrar que não critiquei os professores na minha entrevista ao jornal A Tarde. A manchete de capa n/ (sic) corresponde ao conteúdo”, salientou. Acontece que Pelegrino de fato utilizou a expressão para criticar o movimento grevista. “Na minha opinião, acho que há uma injustiça (dos professores) em relação ao governador”, afirmou na entrevista concedida ao jornalista Biaggio Talento, de competência reconhecida por toda a imprensa baiana. Pelegrino insinuou, nas redes sociais, que a entrevista foi editada de forma incorreta, pois deveria destacar questões relativas à sucessão. Ou seja, queria o próprio pré-candidato editar o conteúdo jornalistico da forma que lhe era mais interessante, desprezando o fato mais quente da notícia e a liberdade de expressão.

 

Comente agora
21
Mai
Dilma reclama de banda larga vendida no Brasil
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:34h

O acesso à internet em banda larga, que quase dobrou desde o início do ano passado, já supera 72 milhões de conexões. Para estimular ainda mais a expansão do acesso à internet de alta velocidade o governo federal vai investir, por meio da Telebrás, na ampliação das redes que levam a internet a todas as regiões do País, e também tem cobrado das empresas privadas que aumentem seus investimentos para garantir uma banda larga de qualidade para os brasileiros. 

No programa Café com a Presidenta, Dilma comenta a expansão da internet e também fala sobre a importância do acesso à internet nas escolas públicas para dar oportunidades a todas as crianças e jovens desde o início da vida escolar. "Cerca de 6 milhões de famílias que não acessavam a internet em casa passaram a contar com esse serviço, com o Plano Nacional de Banda Larga", comemorou.  Dilma explicou que "hoje, 95% das escolas públicas urbanas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio têm conexão de internet em banda larga. Isso significa que 32 milhões de estudantes e 1,5 milhão de professores podem buscar, na rede mundial de computadores, mais conhecimento, mais informação, mais dados sobre aquilo que aprendem e o que ensinam nas nossas escolas". 

Comente agora
20
Mai
Alvo da CPI de Cachoeira, Delta pode perder R$1,2 bi em contratos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:51h

Se for impedida de celebrar novos contratos com a União, a Delta Construções, investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira, pode deixar de receber R$ 1,2 bilhão oriundos de contratos em andamento. O valor equivale a parcela não paga de obras federais programadas para serem executadas até o final de 2015. Os dados são da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, a empreiteira mantém 108 contratos de obras com a União, grande parte com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes. A suspensão de contratos depende de análise caso a caso, feita pelos ministérios envolvidos, em parceria com a CGU. Com informações do Estadão.

Comente agora
20
Mai
Votação da PEC dos Jornalistas pode ocorrer na próxima semana
Postado por: Redação - Voz da Bahia / 14:46h

A diretoria executiva da FENAJ traçará, no início da próxima semana, novas ações para assegurar a votação da PEC 33/09 em 2º turno no Senado. Em pronunciamentos no plenário nesta quarta-feira, parlamentares voltaram a pedir que a matéria seja apreciada. Embora ainda haja uma medida provisória sobrestando a pauta, há um movimento para que algumas PECs sejam votadas na próxima semana. Após a leitura da PEC 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), na primeira sessão de discussão em segundo turno no plenário do Senado no dia 9 de maio, a matéria precisa ser posta em discussão em mais duas sessões deliberativas para ser votada. Nesta quarta-feira, dia 16, quando o senador José Sarney (PMDB/AM) presidia a sessão em plenário, os senadores Inácio Arruda (PCdoB/CE) e Walter Pinheiro (PT/BA) solicitaram a discussão da proposta que restitui a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. (Fenaj)

Comente agora
20
Mai
Lei proíbe locação e venda de vaga de garagem para não moradores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:46h

Entra em vigor neste domingo (20) a lei federal que proíbe a locação e a venda de vagas de garagem em condomínios para pessoas de fora. A nova norma só abre exceção caso houver autorização expressa na convenção de condomínio. O setor imobiliário foi a favor da mudança, alegando que a medida melhora a segurança. 

O texto da nova lei, que altera o Código Civil, não cita a finalidade do condomínio. O setor imobiliário é a favor que em edifícios comerciais as vagas sejam liberadas para empresas especializadas em explorar estacionamento, para gerar renda. O projeto de lei foi proposto em 2003 pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), e sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 4 de abril. (Informações da Folha de São Paulo)

Comente agora
20
Mai
Depois de antibaixaria, Luiza Maia vem com projeto anti-bandas-de-fora
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 08:56h

Após conseguir a aprovação da lei que impede o estado de contratar bandas que supostamente incentivem a violência contra a mulher, intitulada antibaixaria, a deputada estadual Luiza Maia (PT) quer pôr em votação um novo texto referente ao setor artístico. De acordo com a coluna Tempo Presente, do A Tarde, a matéria da petista institui a obrigatoriedade de o governo contratar 70% de artistas baianos em "festejos de época e eventos comemorativos". Segundo ela, nessas ocasiões, as atrações da Bahia estão se desvalorizando "e as grandes atrações de fora se supervalorizando". (BN)

Comente agora
19
Mai
Arthur Maia preside audiência pública sobre Novo Código Comercial brasileiro
Postado por: Eliane Azevedo / 14:02h

A Comissão Especial que institui o novo Código Comercial Brasileiro(Pl 1572/2011), presidida pelo deputado Arthur Maia (PMDB), realizou audiência pública com juristas, na última quarta-feira, para debater o projeto de lei que cria o código. Foram convidados a professora de Direito Comercial da Universidade de Brasília (UnB), Ana de Oliveira Frazão, e o coordenador do Núcleo de Direito Econômico da PUC-SP, Ricardo Hasson Sayeg. (Política Livre)

Comente agora
19
Mai
Decisão sobre depoimento de Cachoeira fica para a semana que vem
Postado por: Eliane Azevedo / 13:05h

Ficou para a semana que vem a definição sobre a data do depoimento do empresário envolvido com a exploração de jogos ilegais Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, na comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que leva seu nome. O gabinete do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por decidir a questão, informou que não haverá qualquer posicionamento até a próxima segunda-feira. Mello suspendeu esta semana o depoimento de Cachoeira na CPMI, marcado para a próxima terça-feira. Na decisão, o ministro alegou que a defesa do empresário estava sendo prejudicada porque os advogados do empresário não tiveram acesso aos dados que serviriam de base para o interrogatório. Um dia depois da decisão, a comissão parlamentar liberou os dados para os advogados de Cachoeira. Como consequência, Mello sinalizou que poderia rever sua decisão assim que recebesse o comunicado oficial da CPMI, o que ocorreu ontem. Enquanto a CPMI acionava o STF cobrando a liberação do depoimento, a defesa de Cachoeira entrava com um novo pedido na Corte solicitando um prazo mínimo de três semanas para analisar todos os documentos disponibilizado pela CPMI. (Agência Brasil)

Comente agora
19
Mai
Camaçari: Ex-prefeito muda de partido e deve desequilibrar disputa
Postado por: Eliane Azevedo / 12:24h

O ex-prefeito de Camaçari, José Tude, pode ser o fiel da balança nas eleições do município da Região Metropolitana de Salvador (RMS).  Tude deixou o PRB após o partido ser convencido a debandar para ala governista e declarar apoio ao prefeito Luiz Caetano e seu pré-candidato, Ademar Delgado. Tude, que sempre fez oposição, deixou o partido e agendou um evento de filiação ao PTN na próxima segunda-feira (21) em Salvador. Quem comemorou foi o presidente da legenda local, Maurício Bacelar. De acordo com o colunista do jornal A Tarde, Levi Vasconcelos, o irmão do secretário da educação João Carlos Bacelar, acredita que ida do ex-prefeito para sigla, ele se credencia a representar a oposição nas eleições.

Acontece que não faltam nomes para disputar o pleito e a possibilidade de racha dentro da oposição é grande. Se confirmada mais de uma candidatura, o grupo pode dividir o eleitoral e perder a eleição. Atualmente, José de Elísio (PP), Tereza Giffoni (PSDB) e o próprio Maurício são pré-candidatos. Todos acreditam ter chances reais de vencer o candidato governista Ademar. A configuração ainda está longe de chegar ao final, mas uma coisa é certa. Tude vai para o PTN. Bacelar quer ser candidato e vai usar a ida do ex-prefeito para galgar o seu lugar. Do outro lado, Elísio é o atual presidente da Câmara de Municipal da cidade e a tucana é a vice prefeita.(Bocão News)

Comente agora
19
Mai
Mais de 24 mil urnas serão descartadas, informa TRE
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:19h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai enviar à Goiânia, até a próxima quarta-feira (23), cerca de 24.650 urnas eletrônicas inutilizadas cujas peças serão descartadas para reciclagem. Além dos equipamentos, outros itens como disquetes, restos de bobinas, baterias e peças de reposição danificadas ou sem condições de uso serão destinadas ao outro Estado para que empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faça a separação e o reaproveitamento, evitando a agressão à natureza.

Durante esta quarta-feira (16), cerca de 3.600 urnas já saíram em caminhões do Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, em Porto Seco de Pirajá. A informação é do chefe do Setor de Voto Informatizado do tribunal, Lívio Ara, que adiantou já ter sido concluída toda a seleção dos equipamentos a serem destinados pelo tribunal baiano. (Metro1)

Comente agora
19
Mai
Brejões: Vereadores aprovam projeto 'importado' sem ler
Postado por: Eliane Azevedo / 08:18h
A Câmara de Vereadores de Brejões, no sudoeste baiano, teria aprovado o orçamento de 2012 de maneira comum, caso tivesse ao menos lido o projeto e feito as devidas alterações. O texto foi copiado da Câmara de Caravelas, cidade do sul do estado, e do jeito que chegou foi aprovado, sem que os vereadores se atentassem para o fato que o nome original e orçamento pertenciam a outra cidade. Informações do A Tarde.
Comente agora
18
Mai
Wagner apresenta projetos do Estado em Fortaleza; Ponte Salvador-Itaparica e Fiol estão na lista
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 18:41h

O governador Jaques Wagner (PT) e o secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, apresentam na tarde desta sexta-feira (18), em encontro com outros chefes de executivos estaduais, no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE), programas de desenvolvimento para a Bahia com ênfase em dois planos: um conceitual e um mais abrangente (masterplan). As prioridades do Estado abrangem o desenvolvimento do Sistema Viário Oeste – que inclui a Ponte Salvador-Itaparica para integrar a Região Metropolitana o Recôncavo e o baixo-sul –; o complexo intermodal que integra o Porto Sul à Ferrovia Oeste-Leste e a consolidação do Polo Industrial de Camaçari nas áreas petroquímica e automotiva. Também é apresentado o projeto Águas do Sertão, com a finalidade de segmentar a Bacia de Tucano para promover o abastecimento de 38 municípios. As ações fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Nordeste – com chancela dos bancos Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Nordeste do Brasil –, que visa facilitar, sobretudo para micro e pequenas empresas, o financiamento aplicado à melhora das condições de infraestrutura e logística da região.(Ascom)

Comente agora
18
Mai
ACM Neto lembra aliança histórica e diz ser uma honra apoio do PSDB
Postado por: Eliane Azevedo / 17:27h

“Muito me honra e entusiasma ter o PSDB como aliado no enfrentamento deste grande desafio, que será a eleição para a prefeitura de Salvador. Neste momento, só tenho a agradecer a confiança depositada em mim e prometer retribuí-la com lealdade e todo o empenho para o sucesso do objetivo comum”, disse o deputado federal ACM Neto ao saber que seu nome foi o escolhido pelo PSDB para encabeçar a candidatura única de tucanos e democratas à disputa municipal. O anúncio foi feito nesta tarde pelo presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos, em entrevista coletiva à imprensa, no auditório do Centro Empresarial Iguatemi.

ACM Neto lembrou que democratas e tucanos estiveram juntos sob a liderança do presidente Fernando Henrique Cardoso na implantação do Plano Real e conseguiram vencer a incontrolável inflação que corroia a economia e maltratava a população. 

“Unidos novamente na primeira capital do Brasil, vamos protagonizar um novo momento histórico. Vamos lutar pela vitória nas eleições para assim recuperar e transformar Salvador num exemplo de eficiência em gestão pública, que resulte no resgate da autoestima da cidade e na volta da tranquilidade e alegria de nosso povo”, afirmou ACM Neto.(Bocão News)

Comente agora
18
Mai
Para presidente do PSDB, Cachoeira não é um 'monstro' e fala demais
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 15:42h

Presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra

O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, falou sobre a não convocação dos governadores, parlamentares e da empreiteira Delta à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga Carlinhos Cachoeira. Na manhã desta sexta-feira, o deputado federal criticou a investigação e afirmou que o vazamento teve como objetivo danificar a oposição. Além disso, Guerra afirmou ainda que o bicheiro não é “o monstro de vários braços” que aparenta: “ele apenas fala demais”. “Na minha opinião, a CPI deveria investigar o Cachoeira, que é um fato relevante, mas não desse tamanho. Acho que ele é muito mais um provinciano que fala demais. As investigações têm que se dar onde de fato tem sentido fazer, como em todas as áreas em que há contrato da Delta e interferência de amigos seus”, afirmou Guerra. Para o presidente do PSDB, as investigações começaram de maneira errada. “Essa CPI tem problemas graves para resolver. Ela começa ao contrário de outras comissões, com as investigações desenvolvendo a agenda e não a agenda desenvolvendo as investigações. É preciso ter outra tecnologia para trabalhar em uma CPI dessa maneira”.

Um comentário
18
Mai
Presidente da Confederação dos Municípios diz que não estimulou vaias contra Dilma
Postado por: Marcus Augusto - DRT 5719 / 15:27h

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, disse nesta quinta-feira (17) que não incentivou as vaias recebidas pela presidente Dilma Rousseff na última terça (15) durante a abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Em discurso feito no evento, Dilma foi vaiada por ma parcela da plateia de gestores ao desestimular que eles batalhassem para rever a distribuição de royalties do petróleo em campos que já sejam explorados. “Lutem pela distribuição de hoje para frente”, sugeriu a chefe do Executivo nacional. Ao final do pronunciamento, a presidente confrontou Ziulkoski com o dedo em riste. “Eu não quero polemizar. Eu quero manter o diálogo com o governo. Por mim, está mantido, mas não sei como ela [Dilma] vai interpretar. A vaia que teve lá não teve meu apoio. Eu não estimulei”, afirmou o presidente da CNM. Uma nova divisão dos royalties – tributos pagos pelas empresas exploradoras aos estados e municípios onde há extração de petróleo – está em discussão no Congresso. A última versão da proposta estabelece um aumento da parcela destinada a municípios não produtores. Informações do G1.

Comente agora
18
Mai
73% das capitais do país vão eleger mais vereadores neste ano
Postado por: Eliane Azevedo / 13:34h
Pelo menos 73% das Câmaras das capitais aptas a eleger mais vereadores neste ano optaram pelo aumento, segundo levantamento feito pelo UOL. Ao todo, serão 89 parlamentares a mais em relação a 2008, quando foram eleitos 715. O cálculo leva em conta somente 22 capitais --de um total de 26 no país, além de Brasília (DF)-- que poderiam ter ampliado o número de cadeiras no Legislativo. Destas, 16 optaram pelo aumento.
O crescimento das vagas ocorrerá por conta da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, que permite que as cidades ampliem a quantidade de cadeiras no Legislativo de acordo com o aumento populacional medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A emenda ainda estipula um limite de vagas, também conforme o total de habitantes.
Comente agora
18
Mai
Presidente do PSDB admite que Aécio deverá disputar Presidência em 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 12:44h

Ao reconhecer que não há “nenhuma força no PSDB hoje que faça oposição ao Aécio dentro do partido”, o presidente nacional da legenda, deputado federal Sérgio Guerra, admitiu que o senador Aécio Neves deverá ser o candidato do partido à Presidência em 2014. Em discurso para empresários mineiros em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, o dirigente tucano afirmou, sem citar diretamente o ex-governador mineiro, que “renovar o partido é fundamental” e que Aécio “tem uma visão contemporânea, democrática, (que) agrega e pode apresentar uma nova proposta para o país”. Ainda durante sua fala, Guerra garantiu que o PSDB adotará uma tática diferente nas próximas eleições presidenciais e irá “assumir com clareza o governo de Fernando Henrique Cardoso e nosso legado”. No entanto, mesmo com as declarações favoráveis a Aécio, o deputado disse que a escolha do candidato presidencial do PSDB será feita por meio de prévias. Informações do Estadão.

Comente agora
18
Mai
Aliança DEM-PSDB é como 'casamento indiano', diz Aleluia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:55h

A anunciada união entre o DEM e o PSDB para a disputa das eleições municipais foi explicada com uma metáfora pelo presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, em entrevista ao Blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de S. Paulo. A comparação feita deixou claro que o acerto, prometido para esta sexta-feira (18), passou pelas direções das legendas. Segundo Aleluia, a união “é como casamento indiano, quem escolhe a noiva é a família”. Os comentários feitos por políticos ligados ao deputado federal Antônio Imbassahy são de que ele estaria em desacordo com a aliança, que beneficiaria ao democrata ACM Neto em detrimento da sua candidatura.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com