As comentadas

Boa tarde , Quinta-feira, 17/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

02
Fev
Imbassahy diz que ausência do prefeito na Câmara é fuga
Postado por: Letícia Oliveira / 09:17h

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) criticou a ausência do prefeito de Salvador, João Henrique, na sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, (1º). Para Imbassahy, o fato de o prefeito ter viajado e mandadoo em seu lugar o vice, Edvaldo Brito, representou mais uma atitude escapista do gestor, o que, de acordo com o parlamentar, já lhe peculiar. O deputado tucano diz que o prefeito foge porque não tem o que apresentar em realizações, nem em projeto para este ano, o último da sua administração, que deverá terminar de forma melancólica.

O deputado diz ainda que a única preocupação de João Henrique, no momento, são as suas contas, seguidamente rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). "Para ver as contas aprovadas, resta apenas ao prefeito recorrer aos partidos que apóiam o pré-candidato do PT, à sucessão municipal, Nelson Pelegrino, seu aliado. Vamos ver se eles vão votar a favor de João", comentou Imbassahy. (Bahianoticias)

Comente agora
02
Fev
Neto diz que Wagner protagoniza o "governo da balela"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:16h

O deputado ACM Neto (DEM) disse ontem, em Brasília, que Jaques Wagner “protagoniza o governo da balela na Bahia”, numa comparação sobre o que vale na propaganda petista e a realidade do estado. “Na propaganda, a segurança está uma maravilha em Salvador. Na realidade, mesmo com todo o efetivo da PM na rua, a capital baiana é uma das cidades mais violentas do mundo.

Imagina o que pode acontecer agora, com parte do efetivo da polícia paralisada”, disse Neto. Ele também criticou o fato de o governo comemorar a entrega “de um número insignificante de casas em Salvador”. “Será que não gastaram mais com a propaganda do que com as casas, que não chegaram a 70? É muita cara de pau um governador vibrar com isso, sobretudo diante do grande déficit habitacional da cidade. Os soteropolitanos merecem muito mais, governador”. Para ACM Neto, Wagner quer enganar a população de Salvador no ano eleitoral. “O governo faz fumaça para tentar engalar os soteropolitanos. Na prática, temos uma cidade que não está sendo preparada como deveria para a Copa do Mundo e para o futuro. Wagner é omisso com Salvador”.(Política Livre)

Comente agora
02
Fev
Revista ligada ao governo critica PSDB e diz que Serra 'está morto'
Postado por: Letícia Oliveira / 07:51h

Em resenha sobre o livro "A Privataria Tucana", o site da "Revista de História da Biblioteca Nacional" criticou o PSDB e afirmou que o ex-governador José Serra (PSDB) está "aparentemente morto". A biblioteca é vinculada ao Ministério da Cultura. Além de ser patrocinada pelo governo e pela Petrobras, a revista tem o nome da presidente Dilma Rousseff e da ministra Ana de Hollanda no seu expediente. O texto foi ao ar no dia 24 de janeiro.

As críticas a Serra foram repercutidas nesta quarta-feira (1º) pelo jornal "O Globo". O livro, escrito pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr., acusa Serra de receber propinas de empresários que participaram das privatizações conduzidas pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Com informações Folha.

Comente agora
02
Fev
Oposição avalia ausência de João Henrique como um desrespeito à Casa
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:51h

A ausência do prefeito João Henrique na abertura do ano legislativo da Câmara de Vereadores — pela primeira vez na história da cidade, diga-se — foi um dos pontos que mais chamaram atenção da oposição.

Na opinião da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), o prefeito está atendendo aos chamados do povo e está "desocupando a prefeitura". A vereadora acrescentou que a gestão do prefeito já acabou. "É uma falta de respeito a Casa e a justificativa que foi dada para sua ausência não está altura de uma cerimônia como essa”, criticou.

Olívia Santana (PCdoB) fez coro à bancada da oposição e também se mostrou inconformada com a situação: "Último ano da gestão e ele não vem?", indagou.

Comente agora
01
Fev
Ministro Mário Negromonte pedirá demissão nesta quinta, dizem aliados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:45h

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, informou ao PP nesta quarta-feira (1º) que pedirá demissão do cargo amanhã. Ele dee entregar a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff em uma audiência no Palácio do Planalto. As informações são da Folha Online.

A colegas, Negromonte disse que não tem mais condições  "políticas e pessoais" de ficar no ministério. Ele tomou a decisão de deixar o governo depois de uma conversa hoje com os deputados Roberto Brito (PP-BA), Waldir Maranhão (PP-MA) e Vilson Covatti (PP-RS). "Ele está determinado e disposto a fazer isso amanhã. Disse que tomou a decisão por questão de foro íntimo", disse Covatti.Negromonte foi indicado pelo PP para a pasta e segundo Covatti o seu substituto deverá ser do partido. A cúpula do PP deve se reunir amanhã para discutir o assunto.

Comente agora
01
Fev
Kassab vai doar terreno para Lula na cracolândia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:57h

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), vai doar um terreno na região da cracolândia, no centro da capital paulista, para o instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A área pública, na rua dos Protestantes, será concedida por 99 anos.

No local deve ser erguido o “Memorial da Democracia”, que vai abrigar o acervo de documentos do ex-presidente. O projeto de lei para viabilizar a concessão será entregue pelo executivo na Câmara Municipal às 15h. Para ser concretizada, deve passar pela aprovação dos vereadores. (Folha)

Comente agora
01
Fev
João Henrique viaja e não participa da reabertura de atividades legislativas
Postado por: Letícia Oliveira / 15:21h

O prefeito de Salvador, João Henrique, não participará da abertura do ano parlamentar na Câmara dos Vereadores na tarde desta quarta-feira (1º). Segundo informações da Secretaria de Comunicação, o prefeito teria viajado para o Rio de Janeiro para resolver assuntos relacionados a operacionalização do metrô de Salvador junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O vice-prefeito, Edvaldo Britto representará João Henrique na atividade desta tarde. Está prevista a instalação do 4º Período Legislativo da 16ª Legislatura do prefeito João Henrique e a tradicional leitura de uma mensagem que seria feita pelo prefeito.

Ainda na tarde desta quarta-feira (1º), uma passeata promovida pelas redes sociais, Desocupa João!, promete sair do Campo Grande e ir em direção à Praça Municipal em prostesto contra o prefeito da cidade por conta da assinatura da Lei de Ordenamento de Uso do Solo (LOUOS). Esta é a segunda manifestação do grupo que não poderá contar com a presença do prefeito. No mês de janeiro, João Henrique estava na Espanha quando o protesto foi realizado. (Adalton dos Anjos)

Comente agora
01
Fev
MEC compra 900 mil tablets sem realizar estudo pedagógico
Postado por: Eliane Azevedo / 14:36h

O Ministério da Educação (MEC) gastará cerca de R$ 110 milhões na compra de 900 mil tablets para serem usados em sala de aula, mesmo sem ter produzido um estudo definitivo sobre o uso pedagógico dos aparelhos. Uma licitação para a aquisição dos equipamentos teve início na semana passada.

De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, a pasta afirmou que o desenvolvimento do método pedagógico acontecerá na prática, após a aquisição dos aparelhos. Eles serão usados na formação de núcleos, como parte de um plano piloto, em que professores e alunos trabalharão com os tablets para depois disseminarem o aprendizado. A pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Léa Fagundes, coordenadora do programa ministerial na região Sul e no Amazonas, afirma ser favorável ao uso do tablet, mas diz que a discussão sobre a compra do aparelho não passou por pedagogos. (Bahia Notícias)

Comente agora
01
Fev
Motoboy pode passar a ser atividade perigosa
Postado por: Letícia Oliveira / 14:35h

Projeto de Lei que tramita no Senado Federal quer enquadrar os serviços de mototaxista e motoboy na categoria de atividade perigosa, o que poderá resultar em adicional de 30% sobre o salário desses profissionais. Hoje, segundo informações da Agência Câmara, apenas os trabalhos que envolvem contato com produtos inflamáveis e explosivos em condições de risco acentuado recebem essa classificação na lei. De acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, o número de mortes ocasionadas por acidentes com motos quase triplicou em nove anos – foram 10.152 óbitos em 2010 contra 3.744 em 2002. O Projeto de Lei (2865/11) passa agora pelas análises conclusivas das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania do Senado. A proposta, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), tramita em regime de prioridade. (Agência Estado)

Comente agora
01
Fev
Walter Pinheiro é o novo líder do PT no Senado
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:50h

O petista Walter Pinheiro (BA) é o novo líder do partido no Senado. A definição ocorreu na manhã desta quarta-feira na reunião da bancada. O senador Wellington Dias (PI) retirou sua candidatura. Walter Pinheiro irá substituir o senador Humberto Costa (PE).

O PT também irá definir a participação dos seus integrantes nas comissões técnicas e na vice-liderança da legenda na Casa.

Comente agora
01
Fev
'Essa é a pior gestão que Salvador já teve', diz governador em exercício
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:19h

O governador em exercício, Otto Alencar (PSD) rebateu as informações de que seria candidato ao Governo do Bahia em 2014. Em contato com o Política Livre, ele afirmou que nunca pensou em sucessão. “Não sou candidato. O meu candidato é o candidato do governador Wagner”. Otto também disse que “o PSD foi criado para se pautar dentro da democracia. Nunca me manifestei atrás de cargos e não autorizo nenhum correligionário a fazer isso em nome do partido. Os deputados que vieram para o PSD sabem que não vou pedir cargo e qualquer filiado que não se sentir liberado pode pedir para sair”, declarou o presidente da sigla na Bahia.

Otto também rebateu a possibilidade de apoio do prefeito João Henrique (PP) ao pré-candidato petista Nelson Pelegrino. “Não sou o Pelegrino, mas se fosse não aceitaria o apoio de João Henrique. Quem aceitar apoio dele vai ter que conviver com esse legado e a gestão dele deixa muito a desejar. Não falo em nome de Pelegrino mas, na minha opinião, essa é a pior gestão que Salvador já teve. Ela é uma administração temerária, desastrada e que já teve duas contas rejeitadas. Tem uma série de problemas, que vão desde de dívidas altas até sub-locação de poder. Primeiro ele se aliou ao PMDB e agora ao PP. Usar o meu nome para comprometer compromisso em 2014 eu não aceito, concluiu Alencar.

Comente agora
01
Fev
'Seria uma honra ser candidato ao governo da Bahia', diz Gabrielli
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:53h

O atual presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, declarou publicamente em entrevista à rádio Sociedade, o desejo de ser o sucessor de Wagner no Estado. “Seria uma honra ser um candidato ao governo do estado, mas não estou vindo para ser candidato estou vindo para ajudar o time do governador Jaques Wagner”. Gabrielli também elogiou a administração estadual e fez questão de se colocar à disposição. “Jaques Wagner fez um excelente governo tentando reconquistar a democracia no estado.

Estruturou uma série de projetos interessantes como a ferrovia leste-oeste. Na área da educação avançou no programa contra o analfabetismo no estado, claro tudo isso pode melhorar e eu posso colaborar na melhor eficácia da gestão”. Usando o jargão futebolístico Gabrielli disse que está pronto para assumir qualquer secretaria que Wagner disponibilizar para ele. “O governador sabe que posso trabalhar na área de desenvolvimento, na área de modernização, na montagem de infra-estrutura e apoio aos projetos. Eu sou um jogador que pode atuar em várias posições”, disse Gabrielli.(Política Livre

Comente agora
01
Fev
Aliança com Kassab é um tiro no pé, diz deputado do PT
Postado por: Letícia Oliveira / 07:46h

O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) disparou nesta terça-feira contra uma eventual aliança do seu partido com o PSD do prefeito Gilberto Kasssab na eleição em São Paulo. Pelo microblog Twitter, Berzoini afirmou considerar a chapa com o PSD “um tiro no pé da militância”. “Não vejo razão para imaginar aliança com Kassab em São Paulo”, escreveu.

Para Berzoini, que foi presidente da sigla e ministro durante o governo Lula, o partido precisa demonstrar diferenças entre o atual projeto e o seu projeto para administrar a capital paulista. “O PT só vencerá e convencerá se demonstrar as diferenças reais entre o nosso projeto e o de Serra/Kassab.” Ainda segundo Berzoini, Kassab está usando a possível aliança em torno do pré-candidato petista, Fernando Haddad, para aumentar seu “cacife com o PSDB”. (Folha)

Comente agora
01
Fev
Sessão de abertura do ano na Câmara de Vereadores é marcada por protesto
Postado por: Eliane Azevedo / 05:05h

O último ano do mandado de João Henrique começou sem a presença do prefeito e com protesto dos trabalhadores do Programa de Saúde da Família (PSF) durante o tradicional mensagem de abertura do ano da Câmara Municipal. O prefeito em exercício, Edvaldo Brito (PTB), teve trabalho para declarar a reabertura dos trabalhos por conta dos gritos dos manifestantes. Vale ressaltar ainda que é a primeira vez na história que um prefeito não comparece à primeira sessão do ano da Câmara de Vereadores de Salvador. 

O prefeito em exercício acabou se exaltando diante do protesto dos trabalhadores durante a leitura da mensagem. Aos gritos ele chegou a se comparar com o presidente dos Estados unidos, Barack Obama. O manifestantes do PSF reivindicam contra o concurso realizado pela Prefeitura. Segundo eles, com a entrada dos novos aprovados na seleção, os atuais profissionais que participam do Programa podem ser demitidos. 

O prefeito em exercício também foi questionado quanto ao movimento "Desocupa, João!", que acontece na capital baiana na tarde desta quarta-feira (1º), pela segunda vez. Mesmo com a repercussão entre os meios de comunicação e na internet, Edvaldo Britto afirmou que "não poderia comentar sobre o movimento, pois desconhece o conteúdo".(Rádio Metrópole FM)

Comente agora
31
Jan
Prefeitura de Santa Teresinha muda lixão de lugar
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 17:43h

Atendendo ao pedido da população e cumprindo com a distancia mínima estabelecida pela lei, a Prefeitura Municipal de Santa Teresinha desativou o lixão que ficava localizado na comunidade de Taperi e está transferindo o lixo para um novo espaço fora do perímetro urbano. O prefeito Agnaldo Andrade informou que a partir desta quarta-feira (01) a população da comunidade de Taperi receberá a coleta de lixo diariamente. “Há muito tempo que precisávamos fazer essa modificação e agora conseguimos. Acreditamos que essa ação irá contribuir bastante com a qualidade de vida das pessoas que moram naquela região. A comunidade agora receberá a coleta diária de lixo e por isso, pedimos para que não seja mais colocado lixo no antigo espaço”, destacou. Com a ação, a população da comunidade de Taperi já poderá colocar o lixo nas portas em sacos apropriados para que a coleta seja realizada. A área antiga será isolada e posteriormente serão adotadas medidas que possibilitem a recuperação da área degradada.

Comente agora
31
Jan
Ministro da Justiça quer tolerância zero à mistura entre álcool e direção
Postado por: Eliane Azevedo / 17:42h

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na tarde desta terça-feira (31) que está estudando com parlamentares da Câmara e do Senado a mudança na Lei Seca e quer a implementação da tolerância zero ao álcool e direção logo. Um projeto já foi aprovado no Senado Federal e outro é discutido na Câmara dos Deputados modificando a penalidade aplicada e o valor da multa aos motoristas que beberem. Para o ministério, a proposta deveria deixar claro que nenhum nível alcoólico no sangue é permitido. A ideia de Cardozo é unir esforços para que o projeto seja completo e acabe com a sensação de impunidade no trânsito. 

- A lei é boa, mas é necessário superar problemas que possam alimentar a sensação de impunidade. A ideia nossa é modificar a lei para que a sensação de impunidade que volta novamente fazer com que as pessoas se sintam livres para beber e dirigir possa ser combatida. 

Para Cardozo, o problema da lei atual é que a Constituição garante que ninguém apresente prova contra si mesmo. Dessa forma, as pessoas fogem do bafômetro e não há provas concretas. Um novo projeto, segundo ele, aumentaria o valor da multa, modificaria os limites penais e colocaria tolerância zero para o álcool e direção. Dessa forma, valeriam como prova testemunhas, gravações, entre outras coisas. Assim, segundo ele, as pessoas passariam a soprar o bafômetro por vontade própria. (R7)

Comente agora
31
Jan
Representação que pedia investigação de Eliana Calmon é arquivada
Postado por: Eliane Azevedo / 17:37h

A representação que pedia investigações sobre a conduta da corregedora-geral da Justiça, Eliana Calmon, foi arquivado nesta terça-feira (31) pela Procuradoria Geral da República (PGR). As informações são da Agência Brasil.  

O documento foi protocolado por três associações de juízes do Brasil: Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). O arquivamento do pedido de investigação ocorre na véspera de o STF julgar uma ação de constitucionalidade que pretende limitar o poder correicional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi essa a ação em que o ministro Marco Aurélio Mello decidiu, em dezembro passado, suspender parte da resolução que disciplinava como o CNJ deveria agir na apuração de desvios cometidos por magistrados.(Rádio Metrópole FM)

Comente agora
31
Jan
Em Cuba, Dilma diz que violações de direitos humanos ocorrem em todos os países
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:03h

A presidente Dilma Rousseff disse em Cuba, nesta terça-feira, que não se pode tratar de direitos humanos como ferramenta ideológica para criticar apenas certos países. Dilma afirmou que desrespeitos aos direitos humanos ocorrem em todas as nações e citou como exemplo os denunciados na base americana de Guantánamo. "Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro. Nós no Brasil temos o nosso. Então eu concordo em falar de direitos humanos dentro de uma perspectiva multilateral", disse a presidente, em coletiva de imprensa. "Não podemos achar que direitos humanos é uma pedra que você joga só de um lado para o outro. Ela serve para nós também."

A visita da presidente ocorre 11 dias após a morte do opositor cubano Wilman Villar, que morreu em meio a uma greve de fome pela qual protestava por ter sido condenado a quatro anos de prisão. O governo cubano, porém, diz que Vilar estava preso por ter espancado sua mulher e que ele recebeu tratamento médico adequado na prisão. Questionada sobre a intenção da blogueira cubana Yoani Sánchez de visitar o Brasil, Dilma afirmou que o país já lhe concedeu o visto e que agora cabe à blogueira obter a permissão de Cuba para viajar. Yoani Sánchez é uma das mais proeminentes críticas do governo cubano e quer vir ao Brasil para o lançamento de um documentário no qual participou. (Uol)

Veja mais fotos de Dilma em Cuba AQUI!

Comente agora
31
Jan
Curso de forró no Planalto
Postado por: Eliane Azevedo / 15:58h

De acordo com a coluna Radar ON-Line, da Veja, enquanto os ministros "dançam" no governo Dilma,  "o clima no Palácio do Planalto é de arrasta-pé".  O programa de qualidade de vida da presidência começou na segunda-feira (30) a oferecer aos seus servidores um curso de forró. 

Segundo o colunista Lauro Jardim, aulas - ministradas de frma involuntária por um servidor da pasta de Gilberto Carvalho - ocorrem sempre as segundas e quartas-feiras, entre 12h15 e 13h30. 

"Um interlocutor palaciano faz galhofa: "Está vendo como não é só ministro que dança nesse governo?" 

Comente agora
31
Jan
Presidente da Câmara de Ichu e irmão de prefeito cassado assume prefeitura
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:24h

O presidente da Câmara de Vereadores de Ichu, Adalberto Santiago de Almeida, assumirá nesta quarta-feira (1º) a administração do município do nordeste baiano. O atual prefeito, Carlos Santiago (PHS), que é irmão do novo alcaide, e o seu vice, Renato Adelino (PSDB), foram cassados no último dia 18 de janeiro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), acusados de abuso de poder econômico e político nas eleições municipais de 2008. Beto, com o é conhecido, assume o cargo por trinta dias até que um novo pleito, sem data ainda marcada, seja realizado. A eleição será de forma indireta e só os edis votarão. Qualquer cidadão que esteja regular com o TRE e filiado a mais de um ano em um partido político pode ser candidato a prefeito de Ichu. (BN)

Comente agora
31
Jan
Juíza lança livro que compromete Jaques Wagner
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:47h

Com 22 anos de magistratura nas comarcas criminais da Bahia (e muitas passagens polêmicas), a juíza Olga Regina Guimarães lançará hoje um livro que promete trazer muita dor de cabeça para Jaques Wagner. Batizado de O preço amargo da calúnia, o livro relata episódio ocorrido em 2002, quando Wagner, então candidato ao governo baiano, voou no avião do narcotraficante colombiano, Gustavo Duran Bautista, preso no Uruguai em 2007 com meia tonelada de cocaína.

Apesar de levantar a polêmica, o livro alivia a barra de Wagner quando Olga diz acreditar que o petista voou no jato sem saber que o dono era traficante. Gustavo se passava por um promissor fazendeiro no estado. Os adversários de Wagner estão vibrando com o livro. (Radar On Line/Veja)

Comente agora
31
Jan
Câmara aprova benefício e carros extras para deputados
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:31h

Em reunião a portas fechadas, a Câmara aprovou dinheiro e carros extras para um grupo de deputados. As medidas, que geram um gasto de, no mínimo, R$ 145,4 mil por ano para os cofres públicos, foram discutidas pela cúpula da Casa ao longo do ano passado e não precisaram passar pelo plenário para entrar em vigor. A primeira mudança deu o direito a sete deputados de receber uma cota adicional de R$ 1.244. Esses congressistas são líderes de partidos nanicos, que têm menos de cinco deputados federais. Dessas legendas, porém, cinco contam com apenas um deputado, o que resulta, na prática, em mais dinheiro para um único congressista. E nenhum deixa de receber o auxílio para o exercício da atividade parlamentar, que varia de R$ 23 mil a R$ 35,5 mil por mês, de acordo com o Estado de origem do deputado. Além dessa cota, os deputados recebem salário de R$ 26,7 mil por mês e têm direito a R$ 60 mil para contratar funcionários. O dinheiro deve ser usado com material de escritório, refeição e consultorias.

A segunda mudança permitiu que outros dois cargos da Câmara passassem a ter, no final do ano passado, direito a um veículo próprio (modelo Ford Fusion) enquanto seus ocupantes estiverem em Brasília: a deputada que ocupa o cargo na Procuradoria da Mulher e o presidente do Conselho de Ética, postos ocupados por Elcione Barbalho (PMDB-PA) e José Carlos Araújo (PSD-BA). Eles entram no grupo dos doze membros da Mesa Diretora, do ouvidor e do procurador-geral da Casa, do secretário-geral e do diretor-geral, que já tinham esse direito. Para todos os deputados, a Câmara já disponibiliza até 30 litros de gasolina por dia. Segundo a assessoria, o contrato com uma empresa que presta serviço de motorista, incluindo de os ônibus e das ambulâncias, custa cerca de R$ 5 milhões e não sofrerá alterações por causa das mudanças. (Folha)

Comente agora
31
Jan
Bebida alcoólica pode voltar a ser vendida em estádios antes da Copa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:31h

As bebidas alcoólicas poderão ser vendidas novamente em todos os estádios de futebol do país antes mesmo da Copa do Mundo, segundo reportagens dos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo" nesta terça-feira. A revelação foi feita pelo relator da Lei Geral da Copa, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), durante visita às obras do estádio do Corinthians, segunda, em Itaquera (Zona Lesta de São Paulo). De acordo com os diários, Cândido afirmou ter combinado a liberação com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanches (presidente licenciado do Corinthians), em reunião na semana passada sobre a mudança no Estatuto do Torcedor.

A mudança teria que ser alterada no artigo 13 do Estatuto do Torcedor, que foi incluído em 2010 e trata da segurança dos torcedores em eventos esportivos: "não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". Mas a alteração ainda precisa da aprovação do Congresso. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também compareceu ao estádio de Itaquera e afirmou que espera que a Lei Geral da Copa seja aprovada até a primeira quinzena de março, mês em que representantes da Fifa - como o presidente Joseph Blatter e o secretário-geral Jérôme Valcke - voltarão ao Brasil para novas vistorias e conversas com o governo. (Globoesporte)

Comente agora
31
Jan
Suspeita de propina derruba presidente da Casa da Moeda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:25h

O presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, foi demitido no sábado por suspeita de receber propina de fornecedores do órgão via duas empresas no exterior em nome dele e da filha. A exoneração do servidor, indicado para o cargo pelo PTB em 2008, foi formalizada no fim de semana por um funcionário do terceiro escalão do Ministério da Fazenda e publicada ontem no “Diário Oficial da União”.

Ela ocorre após ter chegado à Fazenda informação de que a Folha preparava reportagem sobre o caso. Denucci relatou a auxiliares do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ser vítima de uma armação partidária para tirá-lo do cargo, conforme a reportagem apurou. Em uma das conversas, chegou a dizer que pediria demissão. Procurou Mantega, mas não foi atendido por ele. No fim de semana, porém, o governo resolveu se antecipar à reportagem em apuração e o exonerou. A Fazenda também trabalha com a informação de que o Ministério Público deverá entrar no caso. (Folha)

Comente agora
31
Jan
Leão diz que, se fosse Negromonte, 'já tinha pedido para ir embora'
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:21h

O secretário da Casa Civil da prefeitura de Salvador, João Leão (PP), comentou a atual situação do seu correligionário Mário Negromonte, ministro das Cidades. Acuado por mais denúncias na última semana, o pepista voltou a ter sua permanência na pasta questionada pela imprensa nacional. Em entrevista ao Bahia Notícias, Leão saiu em defesa do titular das Cidades, ao garantir que colocaria “a mão no fogo” pelo ministro. No entanto, admitiu que, caso estivesse no lugar do colega de partido, já teria solicitado sua saída do ministério. “Se eu fosse ele, já tinha pedido para ir embora.

Mas cada cabeça é um mundo”, ressaltou. Ao ser informado da exoneração de mais um assessor de Negromonte nesta segunda-feira (30), Leão disse conhecer João Ubaldo Coelho Dantas, filho do ex-prefeito de Itabuna, Ubaldo Dantas, e também filiado ao PP. O secretário também falou sobre as especulações de que Roberto Muniz, mais um da legenda que comanda o ministério, seria o próximo na lista de demissões. “Não acredito. Pelo que eu conheço Muniz, ele só sai se Mário sair”, apostou. (Bahia Notícias - Rodrigo Aguiar)

Comente agora
31
Jan
Wagner é o único governador que viaja com Dilma para Cuba
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 08:51h

Além de diplomatas e ministros, Jaques Wagner é o único governador a integrar a comitiva de Dilma Rousseff que parte hoje para um giro por Cuba e Haiti. Entre os ministros, Dilma leva para a terra dos irmãos Castro Antonio Patriota, Alexandre Padilha, Fernando Pimentel e José Elito. (Radar On-line/Veja

Comente agora
31
Jan
Governo americano nega emissão de visto em Salvador
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 08:27h

Os baianos que desejem visitar os Estados Unidos ainda vão precisar se dirigir às cidades do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo ou Recife para solicitar o visto de entrada no país. Em reunião realizada nesta segunda, com o prefeito João Henrique e a representante Especial de Ações Intergovernamentais Globais do Departamento de Estado Norte-Americano, Reta Jo Lewis, foi explicado que a cidade de Salvador não poderá emitir os vistos.

De acordo com a representante do governo norte-americano, para viabilizar a retirada do documento é necessário que tramite, no Congresso Americano, uma lei que possibilite outro estado integrante de país estrangeiro o procedimento. “O presidente Barack Obama vai autorizar a contratação de mais funcionários nos consulados já existentes no Brasil para agilizar a retirada do visto”, acrescentou Lewis. (A Tarde)

Comente agora
31
Jan
Conversa com o Governador: Mais 800 famílias baianas recebem moradias do Minha Casa, Minha Vida
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:00h

A entrega, no último sábado, de mais 800 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida – 500 em Conceição do Coité e 300 em Serrinha -, é um dos destaques do programa de rádio desta terça-feira (31), feito pelo governador Jaques Wagner. “Serrinha e Conceição do Coité são as duas cidades que, proporcionalmente, mais avançaram nesse programa do ponto de vista nacional”, afirma. Segundo Wagner, o Minha Casa, Minha Vida investiu R$ 18 milhões em Conceição do Coité e R$ 11 milhões, em Serrinha, onde também ele assinou ordem de serviço para pavimentação de trecho da BA-233 até a BA-409, e da interligação da BA-409 com a BR-116, com previsão de investimento também da ordem de R$ 11milhões.

No mesmo programa Jaques Wagner fala de vários assuntos, como a visita da presidente da República, Dilma Rousseff, a Salvador, onde participou, no domingo, da cerimônia alusiva ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Na segunda-feira (30), ela foi a Camaçari, onde assinou a ordem de serviço para as obras de revitalização da bacia hidrográfica do município. “É uma obra significativa”. Acrescentou que, no momento, trata-se da maior obra do PAC 2 na Bahia, por isso a presidente Dilma, antes de viajar para Cuba, fez questão de participar dessa ordem de serviço.

Comente agora
30
Jan
Dilma chega a Cuba para 1ª visita oficial à ilha
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:55h

A presidente Dilma Rousseff (PT) chegou nesta segunda-feira a Cuba em sua primeira visita oficial à ilha. Ela se reunirá com seu colega, Raúl Castro, para analisar a relação bilateral, com enfoque especial nos temas econômicos. A bordo de um avião das Forças Armadas, Dilma aterrissou no aeroporto internacional José Martí de Havana, onde foi recebida pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez, que lhe ofereceu um buquê de flores. A agenda oficial de Dilma começará na terça-feira com a habitual homenagem ao herói nacional José Martí antes de reunir-se com Raúl Castro. Ela visitará também amanhã a ampliação do porto de Mariel, obra efetuada pela Odebrecht com um orçamento de US$ 686 milhões e que tem 80% do custo financiado pelo Brasil.

A expectativa é que a participação brasileira na indústria açucareira cubana seja outro dos temas da visita, depois que a Odebrecht anunciou hoje a assinatura de um contrato com a estatal Azcuba para a gestão produtiva de uma fábrica em Cienfuegos. Os intercâmbios comerciais entre Brasil e Cuba alcançaram os US$ 642 milhões em 2011, 31% a mais que no ano anterior. A visita de Dilma tem como cenário de fundo a situação dos direitos humanos em Cuba, embora não esteja previsto que a presidente aborde esse tema durante sua estadia. Há poucos dias, o Brasil concedeu visto de turista à blogueira Yoani Sánchez, depois que a cubana enviou uma carta para pedir que Dilma intercedesse para obter a permissão de saída e poder assistir no Brasil à estreia do documentário Conexão Cuba-Honduras, que relata as dificuldades para exercer a liberdade de expressão na ilha. 

Comente agora
30
Jan
Dilma deve afastar Negromonte na volta do Caribe
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:26h

É grande a expectativa na Esplanada dos Ministérios com a demissão do ministro das Cidades, Mário Negromonte. As apostas na Esplanada dos Ministérios e no partido do ministro, o PP, são de que Dilma anuncie sua saída tão logo retorne da viagem a Cuba e Haiti, na quarta-feira. Já estaria acertado até com o governador da Bahia, Jaques Wagner. (Poder On-line/Ig)

Comente agora
30
Jan
Dois anos após prisão, Arruda sonha em ser deputado
Postado por: Eliane Azevedo / 20:18h

Quase dois anos após sua prisão, ocorrida no dia 11 de fevereiro de 2010, o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, sonha com seu retorno à política. Como outros que caíram em desgraça e usaram o parlamento para retornar ao Poder e às benesses do foro privilegiado, Arruda vê na Câmara Federal sua redenção. De acordo com amigos que frequentam sua casa em Brasília, onde passa cerca de uma semana por mês – no restante, fica em São Paulo com a esposa Flávia e com a filha do casal – Arruda se empolga com as visitas que recebe. Alguns de seus ex-secretários vão à mansão, localizada em bairro nobre Brasília, acompanhados de ex-correligionários e pessoas que prometem votar no ex-governador independentemente do cargo que disputar. Ao flertar com uma possível volta à Câmara Arruda não esconde certo receio. Confessa aos amigos que teme uma campanha midiática para desestabilizar sua eventual candidatura. “A imprensa não daria trégua”, disse o ex-governador a um dos frequentadores da mansão. (Último Segundo/IG)

Comente agora
30
Jan
Projeto de lei quer proibir fabricação de sapatos infantis com salto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:29h

Os médicos são contra, mas as meninas adoram um salto alto e os pais precisam resolver esse impasse. Os que tentam argumentar, dizem que isso não coisa de criança. Os que cedem aos pedidos das filhas e compram apenas um sapato de salto, podem enfrentar o problema da criança só querer usar o mesmo, sempre.

Vitória, de nove anos, justifica a preferência. "Sapato de saltinho é o que eu gosto de usar mesmo. Eu acho que fica mais bonitinho, que deixa eu mais alta e mais bonita".  A gerente da loja confirma o gosto das meninas. "A criança chega na loja e , naturalmente já procura o salto", diz Niuzilete Oliveira.

Vitória experimenta, desfila, faz pose de estrela, mas não convence a mãe. "Eu evito comprar salto alto porque eu ainda acho que não é legal pra idade dela estar com salto, mesmo porque eu acho que pode prejudicar”. As meninas podem se sentir mais altas, mais elegantes, mas saúde é mais importante.

Leia mais...

Um comentário
30
Jan
Geddel critica método petista, mas ocupa cargo federal
Postado por: Eliane Azevedo / 15:25h

O vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, publicou um artigo contundente no jornal a Tarde desta segunda-feira (30). Em seu texto, intitulado “O politicamente correto na política”, o cacique peemedebista critica a postura do governo petista no estado. 

De acordo com Geddel, na era da governabilidade a qualquer preço, o contraditório se tornou produto em falta no mercado político baiano. O ex-ministro da Integração Nacional afirma que a oposição na Bahia é taxada de politicamente incorreta. “Aqui, pela lógica do governo, prevalece a ditadura da maioria: manda quem pode, aprova quem tem juízo e esperneia quem não quer o bem da Bahia”, escreveu. 

Geddel argumenta que este fato gera um distorção no exercício da democracia. “Em vez de termos um regime que preza pelo debate público de ideias, com exposição de argumentos sobre assuntos de interesse da população, num processo de troca e negociação saudável à política, comum em estados republicanos, vemos uma imposição de projetos do governo, votados sem discussão, e que nem sempre correspondem às necessidades da população”.

Comente agora
30
Jan
Ministério Público nomeia mais 50 servidores
Postado por: Eliane Azevedo / 15:04h

Mais 50 candidatos aprovados no último concurso realizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia para provimento do seu quadro de servidores foram nomeados hoje, pela Instituição. Conforme ato e edital publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), os 39 novos assistentes técnico -administrativos e 11 motoristas tomarão posse no próximo dia 27 de fevereiro, às 9h, no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP (Ceaf), localizado na Rua Pedro Américo, nº 13, Jardim Baiano, Nazaré. Também nessa data, os novos servidores iniciarão o curso de adaptação funcional, que será realizado pelo Ceaf até o dia 02 de março. Dos 39 candidatos nomeados para o cargo de assistente técnico-administrativo, 21 serão lotados em Salvador. Os outros 18 novos assistentes aprovados no III Concurso Público para Provimento do Quadro de Pessoal Permanente serão designados para desenvolver suas atividades em Promotorias de Justiça do interior do estado. Dez motoristas ficarão na capital e um seguirá para comarca do interior.(Política Livre)

Comente agora
30
Jan
Na Bahia, Dilma diz que país passou mais de 20 anos sem política habitacional
Postado por: Eliane Azevedo / 14:38h

Ao participar do lançamento das obras de urbanização em Camaçari (BA), a presidenta Dilma Rousseff criticou a falta de uma política habitacional nas duas décadas que antecederam o governo petista. Dilma enfatizou a importância simbólica da casa própria para as famílias brasileiras e disse que a orientação de seu governo é garantir esse direito. "Sempre que venho entregar ou lançar uma obra do Minha Casa, Minha Vida, ou qualquer projeto que tenha ligação com qualquer obra de retirada de população de área de risco é um extremo orgulho. Nesse país uma das coisas mais importantes que nós mudamos é justamente a política habitacional. O Brasil passou mais de 20 anos sem ter uma política real de garantia da casa própria para sua população", disse a presidenta. 

Na semana passada, Dilma classificou de "barbárie" a reintegração de posse executada pela Polícia Militar de São Paulo, na ocupação de Pinheirinho, em São José dos Campos, município do Vale do Paraíba. O governo chegou a ser criticado pelos tucanos, que acusou o Planalto de tentar politizar o assunto.  Hoje, Dilma enfatizou que a obrigação do governo, dos governadores e dos prefeitos é garantir o direito à casa própria. "A casa é talvez a coisa mais importante para uma família. É onde se criam os filhos, onde se recebem os amigos", disse a presidenta.

Após o lançamento do projeto na Bahia, a presidenta embarca para uma viagem internacional. Ela visitará pela primeira vez como presidenta da República Cuba e depois Haiti. As informações são da Agência Brasil.

Comente agora
30
Jan
Casa Civil demite mais um assessor de Negromonte
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:16h

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, demitiu hoje mais assessor de confiança do ministro das Cidades, Mário Negromonte, que está como o cargo em risco por causa de uma série de problemas administrativos e políticos na pasta. O PP tenta definir esta semana um nome para subsituir Negromonte.

O Diário Oficial da União desta segunda-feira trouxe a exoneração de assessor parlamentar do Ministério das Cidades, João Ubaldo Coelho Dantas. Ele foi demitido cinco dias após a exoneração do chefe-de-gabinete das Cidades, Cássio Peixoto.  O chefe de gabinete de Negromonte deixou a pasta após uma série de denúncias que envolveram seu nome. Assessores das Cidades afirmam que ele não teria aguentado a pressão. Peixoto e Coelho Dantas são ligados politicamente ao grupo de Negromonte na Bahia. Como são assessores de segundo escalão, a exoneração é assinada pela ministra-chefe da Casa Civil. (IG)

Comente agora
30
Jan
Dilma volta a alfinetar Alckmin
Postado por: Letícia Oliveira / 12:24h

Ao participar do lançamento das obras de urbanização em Camaçari (BA), a presidenta Dilma Rousseff disse que pelas duas décadas que antecederam o governo petista o país não teve uma política habitacional. Dilma enfatizou a importância simbólica da casa própria para as famílias brasileiras e disse que a orientação de seu governo é garantir esse direito. "Sempre que venho entregar ou lançar uma obra do Minha Casa, Minha Vida, ou qualquer projeto que tenha ligação com qualquer obra de retirada de população de área de risco é um extremo orgulho.
Nesse país uma das coisas mais importantes que nós mudamos é justamente a política habitacional. O Brasil passou mais de 20 anos sem ter uma política real de garantia da casa própria para sua população", disse a presidenta.

Na semana passada, Dilma classificou de "barbárie" a reintegração de posse executada pela Polícia Militar de São Paulo, na ocupação de Pinheirinho, em São José dos Campos, município do Vale do Paraíba. O governo chegou a ser criticado pelos tucanos, que acusou o Planalto de tentar politizar o assunto. Hoje, Dilma enfatizou que a obrigação do governo, dos governadores e dos prefeitos é garantir o direito à casa própria. "A casa é talvez a coisa mais importante para uma família. É onde se criam os filhos, onde se recebem os amigos", disse a presidenta. Após o lançamento do projeto na Bahia, Dilma embarca para uma viagem internacional. Ela visitará pela primeira vez como presidenta da República Cuba e depois Haiti. (Agenciabrasil)

Comente agora
30
Jan
Deputado bispo diz que mantém candidatura e não vai à festa de Iemanjá
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:56h

O deputado federal Márcio Marinho (PRB), bispo da Igreja Universal, declarou que, assim como fez na Lavagem do Bonfim, não vai à festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro. “Eu não vou. Não podemos nos aproveitar da fé das pessoas para aparecer. A lavagem do Bonfim, por exemplo, está perdendo o foco.

Se as rádios, TVs e os jornais não estivessem lá será que os políticos apareceriam?”, declarou em entrevista à rádio Tudo FM. O deputado afirmou ainda que vai manter a sua candidatura a prefeito de Salvador. “O povo precisa ter uma terceira alternativa, não se pode apenas ter a opção A ou B. Não tenho nada contra Nelson Pelegrino, mas não dá para ser candidato só porque é do partido do governo federal e do Estado”, alfinetou.

Comente agora
30
Jan
Alan Sanches diz que Via Bahia 'está com raiva dos baianos'
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:23h

O deputado estadual Alan Sanches, presidente estadual do PSD, cobra ações mais efetivas contra a Via Bahia. Segundo ele, apesar de toda a pressão exercida por parlamentares e pela própria Agência Nacional dos Transportes Terrestre (ANTT), órgão fiscalizador, vinculado ao Ministério do Transporte, trafegar pelas BRs 324 e 116, trechos sob a responsabilidade da concessionária, está se tornando impraticável, em especial nos finais de semana, quando intervenções são feitas a qualquer hora, travando as vias.

De acordo com ele, depois que a Assembleia Legislativa, através de diversos deputados, entrou com ações exigindo que o contrato fosse cumprido, parece que a Via Bahia resolveu se vingar dos baianos realizando obras sem planejamento algum. “Neste sábado, indo para Catu, levei mais de uma hora preso num em engarrafamento. Isso tem se tornado uma constância e não pode continuar. É necessária uma postura mais enérgica por parte do governo para que essa situação seja sanada. Tenho consciência de que melhorias precisam ser feitas, mas tem que haver uma programação ou ao menos publicidade para que os motoristas não sejam surpreendidos e penalizados dessa maneira”, disse questionando: “Por que a Via Bahia não oferece uma via alternativa para que a população não sofra com as intervenções? Algo precisa ser feito”.(Política Livre)

Comente agora
30
Jan
Dilma diz que irá inaugurar 182 novas agências do INSS em 2012
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:00h

A presidente Dilma Roussef disse na manhã desta segunda-feira, durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que irá inaugurar 182 novas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2012. Para a presidente, a medida visa facilitar o acesso aos serviços da Previdência Social, como pedidos de aposentadoria, perícia médica e requerimentos de outros benefícios. “No Pará, às vezes, uma pessoa tinha que se deslocar até 600 km para ir a um posto da Previdência, que era o mais próximo. Para resolver esse problema, vamos inaugurar, até o final do ano, mais 14 agências no estado do Pará”, afirmou.

Dilma também falou do sistema criado pela Previdência Social para acompanhar o atendimento daqueles que procuram o INSS, seja por telefone ou em uma agência. “Por meio de computadores, nós começamos a controlar o tempo que a pessoa fica na fila de espera, o tempo que durou o atendimento ou se ela saiu com alguma coisa ainda por resolver”, disse a presidente. “Se temos as informações, conseguimos não só acompanhar a solução dos problemas como também organizar o funcionamento de cada uma das agências. E, como consequência, melhorar todo o sistema da Previdência Social”.(Política Livre)

Comente agora
30
Jan
Geddel: "O PMDB caiu na armadilha da luta por cargos"
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 08:58h

O ex-deputado e ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) não compartilha da tese defendida em entrevista ao Poder Online pelo presidente nacional de seu partido, senador Valdir Raupp (RO), segundo a qual está completamente superado o episódio da briga entre o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e o Palácio do Planalto por conta da demissão do presidente do Dnocs, que foi indicado para o cargo pelo líder. “A verdade é que isso tudo foi muito desgastante para o PMDB, e evidentemente deixa marcas”.

Mas Geddel, como Raupp, critica disputa por cargos: “Nós não podemos mais cair na armadilha da luta por posições tão antipáticas junto à opinião pública, como essa coisa de cargos. O PMDB precisa voltar a falar para a sociedade”. (Poder On-line/Ig)

Comente agora
30
Jan
Na Bahia, presidente Dilma defende estado palestino
Postado por: Letícia Oliveira / 07:37h

O governo brasileiro tem a convicção de que “a criação de um estado palestino democrático e não segregador” é condição imprescindível para que haja paz no Oriente Médio, afirmou hoje a presidente da República, Dilma Rousseff, em discurso na cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A presidente destacou que o Brasil foi o primeiro país a apoiar a criação do estado israelense. Dilma reconheceu que há necessidade de proteção das populações civis locais, mas que isso não pode ser feito num clima de intolerância. “Nações dignas desse nome só se construíram com liberdade, democracia e igualdade.”

Em seu discurso, Dilma classificou o holocausto como um dos episódios mais violentos, trágicos e horripilantes da história da humanidade e elogiou a Confederação Israelita do Brasil (Conib) por ter escolhido Salvador, na Bahia, como palco do evento, devido à história de lutas da cidade, símbolo de comunidade “que rejeita a discriminação”. Segundo a presidente, a teoria de que parte da humanidade era melhor que a outra, defendida pelos nazistas, era a mesma que o Brasil enfrentou na época da escravatura. “Esse é o princípio de todas as guerras de genocídio”. O Brasil, destacou a presidente, é fiador e signatário de todos os tratados internacionais sobre racismo e discriminação. (Agência Estado)

Comente agora
29
Jan
Pré-candidato em Salvador, Leão confirma volta ao congresso em março
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:21h

O secretário da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, João Leão (PP), durante a entrega das casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” na cidade de Conceição do Coité, confirmou a sua volta à Câmara dos Deputados, em Brasília. Leão afirmou, em entrevista ao Política Livre, que a sua volta já tem data marcada. “Voltarei a exercer meu mandato no Legislativo nacional no dia 30 de março, isso já é certo.

Deixarei a Casa Civil por conta minha candidatura a prefeito de Salvador que está firme e forte. Vamos com todo o gás”, disse. Com o retorno de Leão ao Congresso, o quinto suplente da coligação, deputado Zé Carlos da Pesca (PP), perde a vaga. Ele assumiu o mandato no início deste mês com a ida de Rui Costa para o governo do Estado.  (Política Livre)

Comente agora
29
Jan
Ministros e vice gastam R$ 16,6 milhões com viagens de jatinho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:10h

Os ministros do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) gastaram R$ 16,6 milhões com viagens em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Os viajantes estavam em missões oficiais ou em deslocamentos para casa. O jornal Folha de São Paulo teve acesso às planilhas de voo de todos os chefes das pastas, com dados inéditos sobre horário de partida, duração da viagem, custo da hora/voo, roteiros e datas.

O cruzamento de todos esses dados, que abrangem dez meses de exercício, revela que muitas aeronaves decolam em horários próximos, com o mesmo destino, cada uma com um ministro a bordo. Não há um planejamento para evitar desperdício do dinheiro público e em muitos casos foi desrespeitada a orientação da presidente para que os voos fossem compartilhados por uma ou mais autoridade. A maior parte dos ministros vai para casa de jatinho nos finais de semana. Dos 16,6 milhões, R$ 5,5 milhões foram gastos neste tipo de trajeto. Nesses casos, a aeronave precisa fazer até quatro viagens (normalmente leva o passageiro na quinta ou sexta e retorna para Brasília; depois, volta para buscá-lo na segunda).

Comente agora
29
Jan
Wagner anuncia mudanças no governo na segunda quinzena de fevereiro, diz Rui Costa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:14h

O chefe da Casa Civil do governo Jaques Wagner, Rui Costa, em entrevista ao Política Livre, na cidade de Conceição do Coité, durante a entrega das residências do programa “Minha Casa, Minha Vida”, desconversou quando questionado sobre que pasta o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, ocupará na Bahia. “Já tivemos reuniões para tratar sobre o assunto, mas essa história é só com o governador(…). O anúncio será feito por ele na segunda quinzena de fevereiro”, declarou Costa.

 Indagado sobre as especulações da imprensa de ele ter saído da Câmara dos Deputados e ter vindo para o governo por ser o preferido de Jaques Wagner como o seu sucessor em 2014, o secretário riu. “Estamos com os pés no chão. Não vamos adiantar a debate eleitoral de 2014 para agora, estamos em ano de eleições para prefeito. No tempo certo, vamos discutir isso. Eu deixei meu mandato de deputado para ajudar o governador. Nosso foco, neste momento, é no trabalho”, garantiu.

Comente agora
29
Jan
Da casa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:39h

O governador Jaques Wagner, que era copa e cozinha do ex-presidente Lula, caiu nas graças da presidente Dilma. Ela chega hoje a Salvador para a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Amanhã eles vão a Camaçari e depois embarcam para Cuba. A presidente convidou o governador para se incorporar à comitiva. Recentemente, ele recebeu no Palácio de Ondina o presidente de Cuba Raul Castro. (Ilimar Franco/O Globo)

Comente agora
29
Jan
Monique Evans confirma candidatura a deputada e diz que não será fantoche de política
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:23h

Monique Evans sempre foi conhecida por sua personalidade forte e por não ter vergonha de dizer o que pensa. A ex-modelo, que já foi repórter e participou de duas edições de um reality show, agora será candidata ao cargo de deputada estadual pelo PSL (Partido Social Liberal) no Rio de Janeiro. “Daqui dois anos pretendo me candidatar pelo PSL”, confirmou Monique ao Portal da Band. Porém, segundo ela, o objetivo é estudar nesses dois anos que faltam para a candidatura. “Não vou entrar na política para ser um fantoche”, afirmou. A ex-modelo também comentou sobre seus objetivos como deputada, sobre preconceito e o carisma que tem com os fãs.

Como surgiu o convite para se candidatar à deputada?
O PSL me ligou, me chamou para uma reunião e eu fui. Expus o que eu penso como pessoa, deixei claro meu jeito de pensar e pedi tempo para me preparar.

Você vota em São Paulo atualmente. Porque preferiu tentar uma candidatura no Rio?
Eu já pensava em morar no Rio. Estou preparando a minha mudança e também vou mudar meu título de eleitor, que é de Santana do Parnaíba, para a minha cidade natal.

Leia a entevista completa AQUI!

Comente agora
29
Jan
PT e PMDB disputam maioria dos municípios da Região Metropolitana de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:18h

O PT e o PMDB devem ter o maior número de candidaturas próprias em cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), nas eleições municipais deste ano. Com 2,4 milhões de eleitores ou cerca de 25% da população baiana com direito a voto, a RMS é uma das áreas mais estratégicas para os dois maiores partidos na Bahia. Dos 13 municípios que compõem a área, PT e PMDB disputam em nove. Mais populosas e conturbadas com a capital, Camaçari e Lauro de Freitas despontam como as mais importantes do ponto de vista eleitoral. Ambos os municípios estão nas mãos do PT desde 2005, o que torna o desafio ainda maior para a oposição.

Em Camaçari, o PT fechou com o atual secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado. Na oposição, os nomes mais cotados são o presidente municipal do PTN, Maurício Bacelar, além dos ex-prefeitos José Tude (PRP) e Hélder Almeida (DEM). Em Lauro de Freitas, a disputa deve ser polarizada entre Márcio Paiva (PP), do grupo do chefe da Casa Civil da prefeitura de Salvador, João Leão, e João Oliveira (PT), vice-prefeito que deixou o PSDB para cair nas graças da prefeita Moema Gramacho (PT). O fiel da balança deverá ser o vereador Chico Franco (PCdoB), mais votado no município para deputado estadual em 2010. Seu futuro é uma incógnita: ele pode tanto sair candidato, quanto apoiar  um dos outros dois postulantes. Já em Simões Filho, o prefeito Eduardo Alencar (PSD) tentará a reeleição. No seu caminho, contudo, estão o petista Edson Almeida e o ex-vice-prefeito Diógenes Tolentino, mais conhecido como Dinha, do PMDB. (Bahia Notícias)

Comente agora
29
Jan
Negromonte deve sair na próxima semana, diz jornal
Postado por: Marcus / 09:13h

O ministro Mário Negromonte (Cidades) deve entregar o cargo na semana que vem. O líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), é o favorito para a vaga. A presidente Dilma Rousseff informou ao comando do PP que baterá o martelo sobre o novo titular quando voltar da viagem à Cuba no final da semana. Negromonte sofre um processo de desgaste no Executivo que culminou, na semana passada, com a revelação da Folha de que o ministro participou de reunião com o lobista de uma empresa de informática interessada em contratos da pasta. Ele nega favorecimento. O PP é palco de uma disputa entre dois grupos.

E o de Negromonte hoje é minoria. Além das suspeitas, o ministro perdeu apoio partidário. Apontado como preferido para o cargo, Ribeiro está em campo oposto ao de Negromonte. Sua nomeação representaria uma tentativa de pacificar a bancada do PP, mas a divisão deve continuar. Ribeiro foi chamado ontem a Brasília pelo Planalto. Na véspera, Dilma fez chegar ao PP o desejo de que o ministro peça demissão. Emissária da presidente, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), sugeriu que o partido tomasse a frente da substituição. (Folha)

Comente agora
28
Jan
PMDB atribui 'ataque especulativo' ao PT
Postado por: Eliane Azevedo / 17:57h

A cúpula do PMDB aposta que o PT é o responsável por um ataque “especulativo” que teria a intenção de diminuir o espaço político e administrativo do partido e substituir quadros peemedebistas por petistas, afirma o Estado de S. Paulo. “Querem nos asfixiar para disputar as eleições municipais em melhores condições”, reclama o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo ele, as investidas sobre a sua legenda estão incluídas no projeto de poder do PT. “Estão nos asfixiando nas bases, que é de onde vem a força do PMDB”, acusa. O clima interno no PMDB é de desconfiança e apreensão por causa do que eles classificam como um “ataque especulativo duplo”, que seria formado por movimentos do PT para retirar aliados peemedebistas de cargos do segundo escalão e por um movimento mais “estruturante”, destinado a consolidar o projeto de poder do partido. Foi sob esse contexto que o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, interrompeu a semana de férias nos Estados Unidos e antecipou a volta a Brasília para declarar que Sérgio Machado continua na presidência da Transpetro. (Bahia Notícias)

Comente agora
28
Jan
Rogério Andrade: "Busco uma oportunidade para retribuir a confiança dos santatonienses"
Postado por: Eliane Azevedo / 16:58h

Diante do andamento da boa aceitação à pré-candidatura do deputado Rogério Andrade (PSD) pela população de Santo Antônio de Jesus, o Voz da Bahia o entrevistou com o objetivo de informar aos santatonienses sobre as negociações para a escolha do candidato à prefeitura do município e as suas expectativas .

Rogério Andrade agradeceu o carinho da população e esclareceu que são os votos de confiança que as pessoas expressam por ele que lhe estimula a persistir na marcha pela candidatura.  Além desse fator como estímulo, o pré-candidato acrescentou o desejo de manter a união do grupo político e dos santantonienses que o acolheu como filho quando chegou há quatorze anos, vindo para trabalhar como advogado, construir carreira e família.  Rogério lembrou os momentos de sua infância, quando morava em Elízio Medrado e precisava vir à Santo Antônio de Jesus, onde ficava vislumbrado com a capital do Recôncavo baiano. Segundo ele, é pensando nesses aspectos que almeja e acredita em sua candidatura para administrar o município, oportunidade que o permitirá retribuir as ações dos munícipes.

Sobre a posição do PSD em relação à conquista de espaço junto ao governo, Rogério informou que seu partido é a terceira maior força do Brasil, segundo maior na bancada federal, segundo maior na bancada estadual  e tem o apoio de grandes lideranças como o vice-governador do estado, Otto Alencar.  De acordo com Rogério Andrade, esses fatos tornaram o partido muito forte, preparado para as eleições em mais de quatrocentos municípios baianos, filiou 65 prefeitos de mandato no estado no prazo de uma semana, filiou 12 deputados estaduais e atuará em busca de mais espaço, respeitando o vice-governador.  

Respondendo ao questionamento da população sobre os aspectos negativos que poderão surgir se vier a ser prefeito já que deixará a assembleia legislativa, ele explicou que não precisa se afastar no momento da campanha, mas se for eleito montará um projeto político paralelo à Santo Antônio de Jesus construindo uma outra candidatura para que não deixe a região desfalcada. Afirmou que construiu um patrimônio político e assegurou que a sua saída da assembléia legislativa “não deixará a população órfão, pois serão assistidas por um candidato do grupo”.

Rogério Andrade concluiu afirmando que quer servir a esta cidade, proporcionando mais oportunidades para os jovens.

Reportagem: Voz da Bahia - Eliane Azevedo

Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com