As comentadas


Bom dia , Sábado, 20/12/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

18
Mar
Cachoeira depõe e nega ser dono de caça-níqueis apreendidos em 2012
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:47h

O contraventor Carlinhos Cachoeira negou nesta segunda-feira (18), em depoimento à Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco), que seja o dono das máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia no ano passado no Distrito Federal e em cidades do Entorno, disse o advogado dele, Cleber Lopes. De acordo com a Polícia Civil, em um ano da operação Jackpot, que investiga esquema de jogo ilegal no Distrito Federal e em cidades do Entorno, 300 máquinas caça-níqueis foram apreendidas e 31 casas de jogos deixaram de funcionar.

Cachoeira compareceu à delegacia espontaneamente, sem ter sido convocado pela polícia. O advogado, que acompanhou o bicheiro durante o depoimento, afirmou que ele se antecipou a uma eventual intimação. "O Carlos Augusto veio aqui para falar que, ao contrário do que noticiou a imprensa, não tem nenhuma relação com as máquinas caça-níqueis apreendidas durante todo o ano de 2012. Algumas das pessoas envolvidas ele sequer conhece. Ele não foi indiciado, a polícia não o indiciou porque não encontrou elementos que o ligassem a essas máquinas", afirmou o advogado. Segundo Lopes, existe uma campanha para relacionar Cachoeira a todos os casos envolvendo jogos ilegais no DF e no Entorno. "Ele não poderia ter relação com essas máquinas até porque ele estava preso até dezembro de 2012. E em 2013, não há nenhum elemento que ligue o Carlos Augusto às máquinas caça-níqueis", disse Lopes. O depoimento de Carlinhos Cachoeira teve duração de cerca de uma hora. Na saída da delegacia, ele permaneceu quase todo o tempo calado. Antes de entrar no carro para ir embora ele disse, se referindo aos jornalistas: "Obrigado a vocês". Cachoeira já havia se apresentado para depor sobre as investigações da operação Jackpot no último dia 6, mas ele acabou não sendo ouvido porque faltou energia na delegacia.

Comente agora
18
Mar
"Vamos extinguir a lei de privatização da Embasa", garante Zé Neto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:55h
A Lei que previa a possibilidade de privatização da Embasa volta, esta semana, à pauta da Assembleia Legislativa da Bahia. O líder do governo, deputado Zé Neto (PT), disse ao Metro1, nesta segunda-feira (18), que os deputados serão responsáveis pela extinção da lei. "O que vamos fazer é extinguir a lei que previa a privatização. A Embasa não vai ser privatizada. Nosso caminho é extinguir aquela lei para não restar nenhuma dúvida do que se deve fazer", garantiu o petista.
Comente agora
18
Mar
Em Roma, Dilma elogia postura do papa, mas pede compreensão de diferenças
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:56h

A presidente Dilma Rousseff elogiou nesta segunda-feira (18) o papa Francisco por sua preocupação com os pobres e disse esperar que o pontífice compreenda as diferentes opções adotadas pelas pessoas. “Ele tem um papel importante a cumprir. É claro que o mundo pede hoje, além disso [da preocupação com os pobres], que as pessoas sejam compreendidas e que as opções diferenciadas das pessoas sejam compreendidas”, declarou. A presidente comentou a nacionalidade argentina do líder católico. “Um papa latino-americano é uma honra pra a América Latina”, afirmou. A presidente está em Roma acompanhada do0s ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Aloizio Mercadante (Educação) e Helena Chagas (Comunicação Social), e participa nesta terça (19) da missa que inaugura o pontificado de Francisco. Um encontro privado com o papa está previsto após a cerimônia, para tratar da Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença do papa, em julho, no Rio de Janeiro. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
18
Mar
Em seu blog, Caetano Veloso critica deputado e pastor Feliciano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:53h

Em um texto publicado em seu blog neste domingo (17), Caetano Veloso repudiou a nomeação do deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Com o título  'Um pouco de sensatez', o artista se questiona para onde o Brasil caminha com tal nomeação. "São muitas maluquices que podem atrasar nossa caminhada.  É difícil admitir que presida uma comissão que supostamente protege as minorias um homem que grita, irado, que se os homossexuais querem fazer 'suas porcarias', que as façam escondidos dentro de seus quartos. É simplesmente grotesco que um religioso que fala em tom tão fanático se eleja presidente de uma comissão que deveria proteger os que têm carência de respeitabilidade e de oportunidades", escreveu. (Holofote)

Comente agora
18
Mar
Governo federal recolhe kit educativo anti-homofobia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:51h

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, determinou a abertura de um processo administrativo para identificar os responsáveis pelo envio de um material educativo, com conteúdo de combate à homofobia, a 13 estados das regiões Norte e Nordeste. As revistas de histórias em quadrinhos com foco no público adolescente foram elaboradas em 2010 como parte do programa de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids e, neste ano, chegaram a ser remetidas às Secretarias de Saúde nos estados. O material tem seis volumes. Um deles trata especificamente das relações homossexuais, da homofobia nas escolas e da transmissão da Aids nas relações entre pessoas do mesmo sexo. O Ministério da Saúde já expediu ofícios às secretarias dos 13 estados determinando que não haja distribuição das revistas nas escolas e começou a investigar de onde partiu a remessa do material educativo.

A informação sobre o envio das revistas para os serviços de combate a DST/Aids e sobre o posterior veto do ministro Padilha foi divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” no último sábado, dia 16. A reportagem informa que, além da homossexualidade, as revistas tratam de assuntos como gravidez na adolescência e uso de camisinha. A interrupção na distribuição do kit de prevenção à Aids — 15 mil revistas já teriam sido remetidas aos estados — partiu do próprio Palácio do Planalto, conforme a reportagem. Por pressão da bancada evangélica no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff já vetou a produção de um kit anti-homofobia que seria distribuído nas escolas, a cargo dos Ministérios da Educação e da Saúde. A bancada parlamentar passou a chamar o material educativo de “kit gay” e conseguiu do governo, em maio de 2011, a promessa de que o material não iria seguir adiante.

Comente agora
18
Mar
Possíveis rivais da presidente Dilma buscam apoio no meio empresarial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:41h

Os adversários da presidente Dilma Rousseff (PT) mais prováveis em 2014 intensificaram o flerte com aqueles que, além do eleitor, são fundamentais para embalar suas pretensões: os donos do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), não tem passado uma semana sem falar com um grande executivo. Não nega pedidos de audiências em cima da hora e propagandeia seu estado como laboratório de atração de negócios. O assédio a ele se avolumou após as eleições municipais, quando o bom desempenho do PSB o credenciou a encarnar uma "terceira via" em 2014 – contra os tucanos e os seus hoje aliados do PT. Já o senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG) tem se concentrado em buscar unidade interna de seu partido. Mas, para não ficar atrás na corrida pelo PIB, usa o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como avalista junto ao setor produtivo, bancário e da construção civil. O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) atua da mesma forma. Dono da caneta presidencial, o PT tende a ficar com a maior fatia dos futuros financiamentos, apesar das queixas contra o que chamam de intervencionismo na economia. Atentos a essas queixas, Aécio e Campos se esforçam em ouvir, e replicar, a lógica dos interlocutores.

Comente agora
17
Mar
PTC lança a presidenta da UPB, Maria Quitéria, pré-candidata a governadora da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:40h

No Encontro Nacional da Frente Feminina do PTC (Partido Trabalhista Cristão), realizado na ultima sexta, 15/03, no Bahia Othon Palace Hotel em salvador(BA), em discurso o presidente estadual do partido, Rivailton Pinto Veloso da Silva, lançou o nome da prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Maria Quitéria (PSB), como pré-candidata ao governo da Bahia em 2014, com o apoio do (PTC), “Chega de machismo na Bahia, agora é uma Mulher na governadoria”, o PTC é o partido que mais abre espaço para inserção da mulher na política.

Em discurso o presidente nacional do (PTC), Daniel Sampaio Tourinho, disse: “Maria Quitéria é uma mulher de valores, venha rápido para o (PTC), pois no seu partido, não vão de dar legenda, nunca”, ainda hoje, existe países em que a mulher não pode estudar, a conquista do espaço, tem ser da iniciativa da mulher, porque se depender de muitos homens, elas voltam para o século XIV, a igreja não admite mulheres no sacerdote, citou o filme “Malleus Maleficarum”,  “O Martelo das Bruxas”, como um exemplo de Misoginia que significa aversão a mulher, a misoginia é por vezes confundida com o machismo e com o androcentrismo, mas enquanto que a primeira se baseia no ódio, o segundo fundamenta-se  uma crença na inferioridade da mulher e o último da desconsideração das experiências femininas em favor do ponto de vista masculino.

Comente agora
17
Mar
PEC das Domésticas é aprovada em primeiro turno no Senado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:02h

O Senado aprovou nesta terça-feira (19), por unanimidade, com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas, que amplia direitos dos trabalhadores domésticos. O texto, que já foi aprovado na Câmara, ainda precisa de aprovação em segundo turno pelos senadores. Depois disso, vai à sanção da presidente Dilma Rousseff. No fim da tarde, líderes dos partidos informaram que a PEC não seria votada esta semana, ao contrário do que havia sido informado inicialmente pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No entanto, em plenário, Renan sugeriu que o primeiro turno da votação fosse realizado no mesmo dia. O texto aprovado amplia os direitos trabalhistas de babás, faxineiros e cozinheiros, dentre outros trabalhos exercidos em residência, que já são assegurados aos trabalhadores urbanos e rurais. Eles passarão a ter direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao pagamento de horas extras. Também fica garantido o direito ao recebimento de salário não inferior ao mínimo 

A proposta ainda prevê seguro-desemprego, proteção contra demissão sem justa-causa com direito a indenização e licença paternidade, além de assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas. Também fica estabelecida a carga máxima de oito horas de trabalho por dia ou 44 horas semanais, férias remuneradas e repouso semanal. De acordo com a relatora do projeto na CCJ, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), dados da Federação Nacional dos Empregados domésticos apontam que 94% dos 9,1 milhões de trabalhadores do setor são mulheres. 84% desse total são negros.

Comente agora
17
Mar
Ex- presidente Lula recebe condecoração no Benin
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:26h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condecorado neste domingo (17), com a Ordem Nacional da República Benin, considerado o mais alto título beninense. Lula foi recebido no aeroporto pelo presidente do país africano, Boni Yaiy, e por mais 500 pessoas, aproximadamente. A entrega do prêmio aconteceu durante um almoço que reuniu ministros, parlamentares e diretores de instituições do Benin. O antigo líder do governo brasileiro fez um discurso de agradecimento e exaltou a boa relação do Brasil com o país.

Um comentário
17
Mar
Jean Wyllys reclama de campanha difamatória nas redes sociais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:42h
O deputado federal baiano Jean Wyllys (PSOL/RJ) usou seu perfil no Facebook para reclamar de uma suposta campanha difamatória que tem percebido contra si nos últimos dias. O parlamentar é intransigente adversários dos políticos que têm como marca a homofobia e racismo, a exemplo de Jair Bolsonaro e o Pastor Marco Feliciano. Segundo ele, é exatamente por isto que há uma campanha para retirar-lhe a credibilidade. 
Jean reclama que apoiadores de seus adversários estão usando as redes para propagar frases preconceituosas que seriam atribuídas a ele. Entretanto, alega que jamais teria dito o que lhe afirmam ter proferido, por não ser de seu costume dizer determinadas frases, tão preconceituosas quanto às que combate em sua atuação parlamentar. Ele atribui a ordem para detonar a campanha ao pastor Silas Malafaia, que seria apoiador de Feliciano.  Apesar disto, o que mais incomoda o deputado é a postura de pessoas que distribuem o material mesmo sabendo que ele não diria o que lhe atribuem. Wyllys questiona se isto ocorre por má-fé ou outro sentimento contra sua figura.  
2 comentários
17
Mar
Dilma muda rotina de olho nas eleições de 2014
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:34h

Alçada à condição de candidata à reeleição pelo PT com mais de um ano de antecedência, a presidente Dilma Rousseff incorporou de vez o papel e vem imprimindo mudanças nos discursos e na rotina de trabalho. Discursos burocráticos e modorrentos começam a dar lugar a textos mais leves, com tiradas no estilo do ex-presidente Lula, como o uso de diminutivos, referências aos hábitos das pessoas mais simples e até tiradas de futebol. As reuniões técnicas e exaustivas no gabinete são, aos poucos, substituídas por viagens pelo país, com foco no Nordeste, e por eventos abertos no Palácio do Planalto, com maior exposição da presidente. Na semana passada, por exemplo, Dilma teve eventos públicos de segunda a sexta-feira. (Estadão)

Comente agora
16
Mar
Ivete Sangalo teria sido convidada para "fazer política"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:55h

Jornalistas de Brasília procuraram os amigos de Salvador para checar uma informação: a musa do axé Ivete Sangalo teria sido convidada pelo prefeito da capital baiana, ACM Neto, a entrar na política. A janela seria o DEM. Obviamente, não ganhou corpo a especulação. Ao menos, as negativas de ambas as partes não tardaram. De resto, como ressaltado pelo colunista de A Tarde Levi Vasconcelos, Ivete deixaria de ganhar seus R$ 500 mil por apresentação para se meter numa confusão que não tem muito da principal característica da cantora. O dinheiro “por dentro” não é tão bom. A sinceridade e espontaneidade não são valores enaltecidos. Ainda assim, não faltou correligionário do prefeito para dizer, brincando com a ideia: seria um estouro de votos. Daria para eleger um monte de deputados na conta. Seria mais popular que Tiririca e Enéas juntos.

Comente agora
16
Mar
Novo ministro comete gafe na primeira entrevista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:33h

O novo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, do PMDB de Minas Gerais, cometeu uma gafe logo na primeira entrevista à frente da pasta neste sábado (16). Quando foi questionado sobre o tipo de relacionamento que teria com o Ministério do Meio Ambiente, ele respondeu: "O ministro do Meio Ambiente é um grande parceiro, um grande companheiro e temos o mesmo objetivo de servir a população brasileira". No entanto, quem ocupa o cargo é uma mulher: Izabella Teixeira. Andrade afirmou que sua nomeação não representa uma recompensa pelo apoio dado ao PT no estado nas últimas eleições. Ele evitou se comprometer em permanecer no cargo até o fim do governo e desistir de disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados. "Só o tempo vai dizer, vamos analisar mais tarde". Andrade é presidente da legenda no estado e assumiu o cargo na manhã deste sábado no Palácio do Planalto. 

Comente agora
16
Mar
PT costura unidade na escolha do presidente do partido na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:42h

Antes da articulação para apontar o nome do PT para a sucessão do governador Jaques Wagner em 2014, os petistas enfrentam em novembro o Processo de Eleição Direta (PED), quando os filiados escolhem a direção estadual da sigla. Minimizando o efeito da pulverização de grupos internos, seis tendências decidiram pela união em torno de uma única candidatura para o lugar atualmente ocupado por Jonas Paulo – com os nomes de Emiliano José, Luiz Alberto, Marcelino Galo e Osmar Galdino citados como pré-candidatos, assumindo publicamente o compromisso de estarem juntos no que os próprios definem como “unidade partidária”.

Além destes nomes postos, estão no páreo Everaldo da Anunciação, secretário de organizações da sigla, e o deputado federal Nelson Pelegrino. Em reunião realizada durante a semana, as tendências Articulação CNB, Brasil Socialista, Coletivo 2 de Julho, Esquerda Democrática e Popular, Movimento PT e a Militância Petista chegaram ao entendimento que é preciso uma candidatura de consenso.

Comente agora
16
Mar
Prefeita de Maragojipe na mira do Ministério Público da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:28h

Nesta sexta-feira, 15, o Jornal da Metrópole divulgou mais uma matéria, dessa vez sobre a atuação do Ministério Público no caso denunciado pelo Jornal no dia 01 de março. O jornal coloca em letras garrafais "Acordo investigado" e continua dizendo que o MP pediu extinção de contrato entre prefeita de Maragojipe e escritório de filho de padrinho político. Denunciada pelo Jornal da Metrópole de 1º/3, a prefeita de Maragojipe, Vera da Saúde, agora está sob a mira do Ministério Público do Estado (MP-BA), que investiga as irregularidades praticadas em sua gestão de apenas dois meses e 15 dias.

A prefeita é suspeita de improbidade administrativa por assinar contrato de 12 meses com dispensa de licitação no valor de R$ 216 mil com o escritório de advocacia Lomanto, Brito & Machado Neto. Responsávelpela assessoria jurídica da prefeitura, o escritório tem como um dos sócios o advogado Targino Machado Pedreira Neto, filho do deputado Targino Machado, padrinho político da campanha da prefeita. Após tomar conhecimento do caso, o MP encaminhou um documento de recomendação para o cancelamento imediato do contrato com o escritório de advocacia. Caso a prefeita insista em continuar vinculada ao Lomanto, Brito & Machado Neto advogados, o MP instaurará um inquérito civil e uma Ação Civil Pública (ACP)

Comente agora
16
Mar
Dilma dá posse a 3 novos ministros e defende 'coalizão'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:51h

Três novos ministros do governo da presidente Dilma Rousseff tomaram posse neste sábado (16). O deputado Antonio Andrade (PMDB-MG) assumiu o Ministério da Agricultura no lugar de Mendes Ribeiro (PMDB-RS). O secretário-geral do PDT, Manoel Dias, substitui o também pedetista Brizola Neto (RJ) no Ministério do Trabalho. Na Secretaria de Aviação Civil, o atual ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco (PMDB-RJ), assumiu em substituição a Wagner Bittencourt. 

A cerimônia durou menos de meia hora e não teve discursos dos novos nem dos antigos ministros - eles somente assinaram o termo de posse. A única a falar foi a presidente Dilma Rousseff, que agradeceu o trabalho dos antigos ministros e desejou sorte aos novos titulares das pastas. O evento se deu sem as formalidades tradicionais de cerimônias de posse porque Dilma viaja para o Vaticano nesta tarde, onde participará da missa inaugural do pontificado do Papa Francisco. 

Comente agora
15
Mar
Dilma troca os ministros da Aviação Civil, Trabalho e Agricultura
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:42h

A presidenta Dilma Rousseff (PT) trocou o comando de três ministérios nesta sexta-feira. Moreira Franco (PMDB) será o titular da Aviação Civil, Antônio Andrade (PMDB), da Agricultura, e Manoel Dias (PDT), do Trabalho. As mudanças são as primeiras de uma série que será feita no comando dos ministérios. A escolha do deputado federal Antônio Andrade, presidente do PMDB em Minas Gerais, afaga os peemedebistas mineiros, que buscavam um lugar de destaque na esplanada desde que Dilma assumiu a presidência. Com isso, o PT busca o apoio do PMDB mineiro à possível candidatura de Patrus Ananias ao governo do estado em 2014. Já o catarinense Manoel Dias é mais ligado ao comando nacional do PDT do que seu antecessor, Brizola Neto. Desde que Carlos Lupi, atual presidente do partido, saiu da pasta devido a denúncias de corrupção, em 2011, o PDT dava sinais de insatisfação com a presidenta. Com o gesto, deve ser mais fácil conseguir o apoio do partido nas eleições de 2014. Ex-governador do Rio de Janeiro e atual titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco já trabalhou como assessor do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele entra no lugar de Wagner Bittencourt. Dilma ainda não definiu quem deve entrar em seu lugar na esplanada. (Carta Capital)

Comente agora
15
Mar
Deputado quer proibir venda e uso de andadores infantis no Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:23h

Proposta em tramitação na Câmara Federal proíbe a fabricação, a venda e a utilização de andador infantil em todo o País. A medida está prevista no Projeto de Lei 4926/13, do deputado Jorginho Mello (PR-SC). Segundo o autor, médicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) fazem campanha para banir os tradicionais andadores infantis. "O argumento dos médicos é de que os andadores não trazem nenhum benefício ao desenvolvimento dos bebês, e ainda os sujeitam a riscos como tombamento, queda de escada e acesso facilitado a fontes de perigo, como bocas de fogão acesas e produtos tóxicos", diz Mello. O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania. (Informações da Agência Câmara)

Comente agora
15
Mar
Deputados estaduais baianos querem continuar tendo 3 meses de férias
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:01h

Presente na Constituição federal e no regimento das casaslegislativas do país, o recesso parlamentar movimenta pequenos debates nos corredores da Assembleia Legislativa da Bahia. Após a derrubada do 14º e 15º salários, aprovada através de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que gerou até mesmo disputas entre os deputados, estaria em jogo a tentativa de redução na folga das atividades parlamentares de 90 para 60 dias.

O debate, no entanto, foi perdendo força com a resistência de muitos deputados, que justificam a necessidade de permanência maior desse período visitando as bases eleitorais no interior baiano.“Eu sou favorável à redução de 90 para 60 dias, mas os deputados não querem”, resume o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, que teria já proposto a diminuição para 75 dias, o que foi negado pelos colegas. Uma discussão “mais ampla e com tranquilidade é que propõe o líder do governo, deputado Zé Neto (PT). “Deve ser decidido de forma coletiva. Temos que tercuidado, pois isso não é férias e nem recebemos férias".

Comente agora
14
Mar
Prefeitura e Estado não chegam a acordo sobre o metrô de Salvador
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:28h

"Dessa vez, saiu fumaça preta". Foi lembrando o recente conclave que escolheu o novo papa, que o secretário da Casa Civil do Estado, Rui Costa, disse no início da tarde desa quinta-feira, 14 que ainda não foi batido o martelo para a transferência do metrô de Salvador da prefeitura para o Estado. A reunião comandada pelo governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito ACM Neto  (DEM) contou com a presença de Rui Costa e do secretário municipal de Transportes, José Carlos Aleluia, além de técnicos do Estado e prefeitura. Costa e Aleluia foram escalados para falar sobre a reunião. Conforme o secretário da Casa Civil do Estado, "basicamente a divergência está na integração do metrô com o ônibus e na tarifa a ser definida". Rui não quis revelar os valores que estão sendo discutidos. Explicou ainda que o Estado não pode apenas receber os equipamentos do sistema (aí incluída a linha de trem do subúrbio), mas precisa ser viabilizado "o funcionamento do metrô".

RECURSOS - Com investimento total de R$ 4 bilhões com a integração da linha 2 ao sistema e a ampliação da linha, Costa lembrou que os recursos do metrô virão do setor público e da iniciativa privada. Por essa razão, a modelagem de operação proposta é o da Parceria Público-Privada (PPP). Informou que o Estado vai subsidiar a operação do novo transporte coletivo da capital baiana. O secretário José Carlos Aleluia gostou do andamento das negociações e assinalou a boa vontade do governador Jaques Wagner e do prefeito ACM Neto para se chegar ao entendimento. "Fica claro o firme objetivo da prefeitura de transferir o metrô e do Estado de recebê-lo e integrar o sistema (com os ônibus). Queremos melhorar a mobilidade da cidade. Não é possível que Salvador tenha dado prioridade ao transporte individual", disse Aleluia. A próxima reunião entre as partes deve ocorrer até o fim de março e vai depender das agendas do governador e do prefeito. (ATarde)

Comente agora
14
Mar
Roseana Sarney é acusada de fraudar eleição para o governo do Maranhão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:37h

O Tribunal Regional do Maranhão (TRE-MA) pediu abertura de inquérito à Polícia Federal (PF) para que apure indícios de fraudes nas eleições de 2010, vencidas em primeiro turno por Roseana Sarney (PMDB-MA), filha do ex-presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP). A suspeita é de que pelo menos 40 mil votos foram contabilizados após o término do horário das eleições. A investigação ocorre dois anos e meio após a declaração do resultado oficial das urnas. 

Segundo laudos elaborados a pedido do PCdoB, partido do candidato derrotado e presidente da Embratur, Flávio Dino, foram contabilizados votos após às 17h20 em aproximadamente 70% dos 217 municípios do Estado. Os laudos afirmam que a contabilização de votos fora do horário da votação é normal quando existem situações de exceção, fato que não ocorreu em todo o Maranhão durante as eleições de 2010.

Comente agora
14
Mar
Vista da presidente Dilma à Arena Fonte Nova é cancelada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:19h

Por conta da viagem da presidente Dilma Rousseff ao Vaticano, para acompanhar a posse de Francisco, o novo Papa da Igreja Católica, o evento de inauguração oficial da Arena Fonte Nova, marcado para a próxima segunda-feira (18) foi cancelado. A viagem foi confirmada nesta quinta-feira (14), pelo porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann. Mesmo com a mudança, o evento comemorativo, marcado para o dia 7 de abril, com um jogo entre os arquirrivais Bahia e Vitória, está mantido. Uma nova data para a visita da presidente deve ser definida. Metro1

Comente agora
14
Mar
Marina Silva: Feliciano deve ser criticado por trajetória e não por ser evangélico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:09h

"A gente não pode fazer uma discussão baseada na religião dos deputados ou de quem não tem religião. Você tem que analisar a posição política, o deputado tem de ser olhado pelas suas posições políticas", afirmou a ex-senadora Marina Silva, nesta quinta-feira (14), durante ato de coleta de assinaturas para a fundação de seu novo partido, a Rede Sustentabilidade, em São Paulo. Evangélica, a ex-senadora criticou a eleição do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, mas afirmou que não se pode atacá-lo por sua religião. Informações da Folha.

Um comentário
14
Mar
Luciano Simões acusa TCE e MP de serem complacentes com governo baiano
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:38h

O deputado Luciano Simões (PMDB) acusou, nesta quinta-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público da Bahia de “complacência” com o governo do Estado. A crítica foi feita na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após apontar que a administração baiana tem se proclamado como autora de obras realizadas pelo governo federal e pela iniciativa privada. Para o parlamentar, as regras aplicadas aos prefeitos deveriam incidir também sobre o governador Jaques Wagner (PT). O peemedebista citou casos de gestores de municípios do interior que foram cassados por terem substituído os seus maridos inelegíveis nas últimas eleições municipais. Nestes casos, segundo Simões, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) entendeu que os ex-prefeitos “venderam ao público uma campanha que não era verdadeira”. De acordo com o político, também "não são verdadeiras" as propagandas da administração estadual que anunciam a inauguração da pedra fundamental da mina de Vanádio de Maracás e da BR-235, uma vez que as obras não teriam recebido recursos do cofres públicos baianos.

Comente agora
14
Mar
TCM mantém condenação contra João Henrique
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:41h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) negou nesta quarta-feira (13) um pedido de reconsideração feito pelo ex-prefeito João Henrique e, com isso, manteve decisão anterior, que havia determinado “representação ao Ministério Público Estadual, multa no valor de R$ 36 mil e o ressarcimento, com recursos pessoais, de R$ 2.908.200,77 aos cofres municipais, em decorrência do pagamento de publicidade com caráter autopromocional”. Ao avaliarem as despesas de publicidade realizadas pela administração municipal no exercício de 2009, os conselheiros do tribunal apontaram “13 falhas e irregularidades na contratação, veiculação e pagamento dos serviços de publicidade”. O advogado do ex-gestor, Celso Castro, afirmou que recorrerá do resultado na Justiça comum. Informações do jornal A Tarde.

Comente agora
14
Mar
Bolsonaro escreve recado para manifestantes: 'queimar rosca todo dia'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:38h

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) escreveu “queimar rosca todo dia” em um papel e o mostrou para ativistas que protestavam nesta quarta-feira (13) em Brasília, durante aprimeira reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Alvo dos protestos, o parlamentar do PSC precisou deixar o local escoltado para não sofrer agressões. Os manifestantes também partiram para cima de Bolsonaro, mas não o agrediram, segundo informações da Band. A confusão teve início quando grupos favoráveis e contrários a Feliciano se encontraram.

Comente agora
14
Mar
SAJ: "Sou oposição politicamente, mas não ao povo", diz presidente da Câmara
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:32h

O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, Marcos Có em entrevista cedida á Recôncavo FM, afirma que está trabalhando muito, juntamente com todo o grupo político da cidade, para dar uma nova cara à Câmara e receber os novos vereadores. “Foi muito trabalho durante esses dias para conseguirmos abrir os trabalhos legislativos com a Casa reformada e vereadores instalados”, diz.

Reeleito pela 5ª vez, Có afirma que o povo o colocou na oposição, mas na verdade o que for de benefício para a cidade tanto ele quanto os outros vereadores que compõem a Câmara irão aprovar. “Sou oposição politicamente, mas não ao povo, pois nós devemos o mandato a população de nossa terra”, conclui.

Redação Voz da Bahia - Laiana Vieira

Comente agora
14
Mar
Depoimento de Marcos Valério que acusa Lula de participar do mensalão vai para MPF do Distrito Federal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:19h

O depoimento do publicitário Marcos Valério em que acusa o ex-presidente Lula de participar do esquema do mensalão foi encaminhado ao Ministério Público Federal do Distrito Federal. Segundo Valério, Lula sabia e também era beneficiado com a compra de votos no Congresso Nacional. Como Lula não tem mais prerrogativa de foro, o procurador geral da República, Roberto Gurgel, entendeu que os fatos deveriam ser apurados em primeira instância, no Ministério Público. As informações são da Agência Brasil

Comente agora
13
Mar
Jequié: Presidente da Câmara é afastado do cargo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:13h

A Justiça determinou, nesta quarta-feira (13), o afastamento do presidente da Câmara de Vereadores de Jequié, José Simões de Carvalho Júnior (PP). A ação cautelar, que resultou na perda do cargo, foi apresentada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Os promotores já haviam denunciado, em novembro do ano passado, um suposto esquema fraudulento de empréstimos pessoais na Casa. Na época, ingressaram com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra Carvalho Júnior, o ex-diretor Miguel Caricchio e o ex-tesoureiro José Ricardo de Oliveira, acusados de estabelecer em 2008 um esquema fraudulento de empréstimos pessoais de funcionários à atual seguradora Capemisa.

Comente agora
13
Mar
Em sessão tensa, deputado pede desculpas por ofensas a negros e gays
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:11h

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), pediu desculpas públicas por declarações que possam ter ofendido os homossexuais e os negros. Na primeira sessão da comissão sob seu comando, ele pediu um voto de confiança. "Neste momento importante para a nação brasileira, nesta douta comissão, peço a todos e a todas que se sentiram ofendidos por alguma colocação minha, em qualquer época, peço as mais humildes desculpas, e coloco meu gabinete à disposição", disse Feliciano, garantindo que a comissão trabalhará de forma "propositiva e transparente". 

"Peço a todos um voto de confiança. Estou exercendo o meu mandato, que me dá direito de assumir a presidência desta comissão", ressaltou Feliciano, após protesto de manifestantes defensores dos direitos dos homossexuais e dos negros.  Desde o início da tarde, a sala da comissão está lotada de manifestantes pró e contra Marco Feliciano. Ao entrar na sala, o deputado, que é pastor evangélico, foi aplaudido e vaiado. Devido a dificuldade de ouvir o som, por causa do barulho dos manifestantes, Feliciano pediu para que as pessoas se comportassem e que volume do som fosse aumentado.

Comente agora
13
Mar
Demóstenes deve voltar ao cargo de procurador em abril
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:55h
O plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) rejeitou no início da manhã desta quarta-feira os recursos apresentados pelo senador cassado Demóstenes Torres (ex-DEM) e deixou de apreciar um novo afastamento do ex-parlamentar, o que permite que ele retome o cargo de procurador de Justiça em Goiás já a partir do próximo mês. O corregedor nacional do Ministério Público, Jeferson Luiz Coelho, colocou em pauta o processo administrativo disciplinar aberto contra Demóstenes. Foi o primeiro item da pauta da sessão do CNMP, que não previa inicialmente a votação dos embargos de declaração propostos pelo senador cassado. Como os conselheiros decidiram apenas sobre os recursos, sem qualquer menção a um novo afastamento de Demóstenes do cargo de procurador de Justiça, ele poderá retomar o cargo em abril. OGlobo
Comente agora
13
Mar
MPF recorre de decisão que livrou Lula de ação de improbidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:28h

O procurador da República Hélio Ferreira Heringer Junior recorreu da decisão da Justiça Federal de Brasília que livrou o ex-presidente Lula, em novembro do ano passado, de responder a uma ação de improbidade administrativa. O MInistério Público Federal acusa o petista de promoção pessoal e benefício ao banco BMG, envolvido no escândalo do mensalão. A iniciativa foi motivada pelo envio de cartas, em setembro de 2004, a segurados do INSS, com a informação de que poderiam conseguir empréstimos consignados a juros reduzidos. Na opinião do MPF, houve favorecimento ao BMG, já que a instituição era o único banco privado que havia entrado no bilionário mercado de crédito consignado do país na época. A procuradoria defenderá diante do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, a devolução aos cofres públicos de R$ 9,5 milhões de Lula e do ex-ministro da Previdência Amir Lando pelo envio das correspondências. Informações do Estadão.

Comente agora
13
Mar
Câmara aprova urgência de projeto que amplia políticas antidrogas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:07h

A Câmara aprovou nesta terça-feira (12), com 344 votos a favor, seis contra e seis abstenções, a urgência do projeto que aumenta a pena para traficantes e permite a internação de compulsória de viciados em drogas. O texto do deputado Osmar Terra (PMDB-RS) não revoga a legislação atual, mas acrescenta 33 novos dispositivos à Lei de Drogas e à lei que trata da proteção e dos direitos de pessoas com transtornos mentais. O projeto permite que o usuário seja internado involuntariamente por até seis meses, aumenta a penalidade para traficantes e amplia a articulação federativa nas ações antidrogas, ao dividir a competência entre a União, os Estados e Municípios. A expectativa entre os deputados é que o mérito da matéria seja votado até o fim do mês. Informações do Congresso em Foco.

Comente agora
13
Mar
Congresso Nacional comunica hoje derrubada de vetos à lei dos royalties à presidente Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:15h

O Congresso Nacional comunica nesta quarta-feira (13) à presidente Dilma Rousseff sobre os vetos à lei dos royalties de petróleo. Após receber a mensagem do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), Dilma tem 48 horas para promulgar a decisão. Caso o prazo não seja cumprido, quem faz o procedimento é o próprio Renan Calheiros. Depois disso, a lei que  redistribui os royalties entra em vigor. r7

Comente agora
13
Mar
Deputado Carlos Geilson diz que ex-prefeito de Camaçari tem que explicar denúncias de corrupção e malversação
Postado por: Ludimila Amorim / 08:09h

O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) afirmou hoje que o petista Luís Caetano, ex-prefeito de Camaçari e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) deve explicações à sociedade baiana sobre as inúmeras denúncias de malversação de dinheiro público e desvios de verbas. O deputado estava rebatendo discurso da deputada estadual Luíza Maia (PT), mulher do ex-prefeito, que criticou ações da administração municipal de Salvador, que conta com apoio e participação do PTN. Para Carlos Geilson, antes de Luíza Maia levantar a “metralhadora giratória”, seria salutar explicarem as suspeitas que recaem sobre o ex-prefeito Caetano. “Seria saudável à democracia o sr. Caetano explicar as diversas condenações e processos que tramitam no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na Polícia Federal e na Justiça baiana e que pedem a devolução de recursos por malversação e desvios”, disse Geilson. O deputado lembrou que a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) constatou a existência de ilícitos na prefeitura de Camaçari que resultou na prisão de Luís Caetano pela Polícia Federal.

Comente agora
13
Mar
João Henrique pode ter que devolver R$ 15 mi aos cofres de Salvador
Postado por: Ludimila Amorim / 08:03h
O ex-prefeito de Salvador, João Henrique de Barradas Carneiro, pode ter que devolver R$ 15.100.000,00 para ressarcir prejuízos causados aos cofres públicos municipais durante a sua gestão. O pedido foi feito em ação civil pública assinada por todos os promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam). Na ação, os promotores de Justiça Heliete Viana, Rita Tourinho, Adriano Assis, Célia Boaventura e Patrícia Medrado, pedem, em caráter liminar, a indisponibilidade de bens do ex-gestor municipal no valor do déficit gerado. Caso o pedido venha a ser atendido pela Justiça, João Henrique pode ter seus direitos políticos suspensos de cinco a oito anos, ter de pagar multa civil de até duas vezes o valor do dano, bem como ser proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios por um prazo de cinco anos. A ação revela que a principal causa do déficit foi a abertura de créditos suplementares por anulação de dotações, ultrapassando o limite estabelecido na Lei Orçamentária, bem como a abertura de créditos da mesma natureza por excesso de arrecadação sem a comprovação, em contrapartida, de recursos disponíveis. As irregularidades aconteceram, de forma reiterada, nos exercícios de 2009 e 2010, anos nos quais o então prefeito teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.
Comente agora
13
Mar
Marco Feliciano retira propostas polêmicas para votação em comissão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:59h

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, pastor Marco Feliciano (PSC-SP), retirou da pauta da reunião desta quarta-feira (13) projetos polêmicos que envolvem relações homossexuais e racismo. A pauta anterior, divulgada na noite de segunda (11), previa a análise de nove itens, entre eles, proposta que sugere a convocação de um plebiscito para consultar a população sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo. Após ser mantido do PSC no comando da comissão, Feliciano disse que a pauta anterior não havia sido elaborada por ele. "Eu vou analisar a pauta. Aquela não foi feita por mim", disse após reunião da bancada do PSC.

Na noite desta terça foi publicada a nova pauta da comissão, que prevê, sobretudo, a votação de pedidos para realização de audiências públicas. A maioria dos requerimentos que serão colocados em votação na reunião desta quarta é de autoria do próprio Feliciano. Entre os requerimentos do pastor está uma solicitação ao Ministério das Relações Exteriores "para que a Embaixada do Brasil na Bolívia interceda em defesa dos torcedores brasileiros detidos naquele país." O pedido diz respeito a corintianos presos após a morte de um torcedor boliviano de 14 anos atingido por um sinalizador disparado pela torcida do time brasileiro.

Comente agora
12
Mar
PSDB anuncia 'guerra pra salvar o País' contra o PT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:00h

A antecipação da campanha presidencial do ano que vem pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o primeiro semestre deste ano levou o PSDB a anunciar que “fará uma guerra para salvar o País”. Os tucanos aproveitaram o mote do seminário “Recuperar a Petrobras é o nosso desafio” para a declaração de guerra ao governo do PT.

Há cerca de dez dias, numa viagem à Paraíba, ao se referir à eleição, a presidente Dilma Rousseff confessou: “Nós podemos fazer o diabo”. “É assim que eu gosto. De ver um partido em pé de guerra. Quando é preciso fazer guerra, vamos fazer guerra para defender o País”, discursou sob aplausos o vice-presidente do PSDB, ex-deputado e ex-governador Alberto Goldman. Ele continuou: “Ou nós acabamos com esse PT, com esse domínio autoritário, ou eles acabam com o Brasil”.

Comente agora
12
Mar
João Henrique pode ter bens indisponíveis para pagar R$ 15,1 milhões aos cofres públicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:01h

O ex-prefeito de Salvador, João Henrique de Barradas Carneiro, poderá ter que devolver R$ 15,1 milhões para ressarcir prejuízos causados aos cofres públicos municipais durante a sua gestão. O pedido foi feito em ação civil pública assinada por todos os promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) do Ministério Público Estadual. Na ação, os promotores de Justiça Heliete Viana, Rita Tourinho, Adriano Assis, Célia Boaventura e Patrícia Medrado, pedem, em caráter liminar, a indisponibilidade de bens do ex-gestor municipal no valor do déficit gerado. A ação revela que a principal causa do déficit foi a abertura de créditos suplementares por anulação de dotações, que ultrapassaram o limite estabelecido na Lei Orçamentária, bem como a abertura de créditos da mesma natureza por excesso de arrecadação sem a comprovação, em contrapartida, de recursos disponíveis. As irregularidades aconteceram nos exercícios de 2009 e 2010, anos nos quais o então gestor teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. “Percebe-se que as irregularidades verificadas no exercício de 2009 se reiteraram em 2010”, destacaram os promotores do Gepam. “Tal cenário revela o total descaso do ex-gestor do município de Salvador que optou por assumir o risco de todas as irregularidades ocorridas e reiteradas, gerando uma situação de total desassistência ao município”, diz a promotoria. Caso o seja atendido pela Justiça, João Henrique pode ter seus direitos políticos suspensos de cinco a oito anos, ter de pagar multa civil de até duas vezes o valor do dano, bem como ser proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios por um prazo de cinco anos. Nesta terça-feira (12), o deputado federal Paulo Magalhães (PSD) disse que JH entrou para história como o "prefeito que mais roubou". (BN

Comente agora
12
Mar
Sob protestos, PSC decide manter Feliciano como presidente da Comissão de Direitos Humanos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:57h

Mesmo após os protestos ocorridos na tarde desta terça-feira (12), em que mais de 400 estudantes, defensores dos direitos humanos e homossexuais foram ao Congresso Nacional para manifestar contra o deputado Marco Feliciano, a bancada do PSC decidiu manter o pastor acusado de homofobia e racismo à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. A decisão foi anunciada pelo líder do partido, André Moura (PSC-SE), após reunião com o partido. Feliciano fará um pronunciamento nesta quarta-feira (12), às 14h, na reunião da Comissão. As informações são do G1

Comente agora
12
Mar
Stº. Antº. de Jesus: Vereador do PT demostra preocupação com os ambulantes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:10h

O vereador Cristiano Sena (PT) utilizou a tribuna, durante a sessão da Câmara de Vereadores Santo Antônio de Jesus nesta segunda-feira (11), para expressar a sua preocupação com os vendedores ambulantes que estão sendo retirados das ruas de Santo Antonio de Jesus. Cristiano, que já exerceu a função de camelô, pediu aos vereadores e ao líder do prefeito na Casa, o vereador Chico de Dega (PDT), que viabilizassem alternativas, como conseguir um prazo maior para o cumprimento da determinação judicial que determinou a retirada, e a realocação dessas pessoas em áreas organizadas e padronizadas pela prefeitura.

“O ordenamento do solo não pode ser feito contra o povo. Essas pessoas que estão nas ruas vendendo milho, amendoim, caldo de cana, são pais e mães de família. Não há uma cidade no mundo onde não existam vendedores ambulantes.” Declarou. Em resposta à solicitação, o presidente da Câmara, vereador Marcos Có, afirmou que convocará, em breve, uma reunião entre o promotor de justiça Dr. Julimar Barreto e os quatorze vereadores para discutir possíveis meios de resolver o problema. (Ascom)

2 comentários
12
Mar
"Heraldo Rocha pedir humildade é o mesmo que satanás pregar quaresma", dispara deputado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:27h

O clima começou esquentar entre as forças de oposição e o governo. Num reflexo de que o embate deve ser duro em 2014, o presidente do Democratas em Salvador, ex-deputado Heraldo Rocha, foi criticado pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT). A réplica do petista aconteceu graças às críticas que o democrata fez ao governo do estado e ao secretário de Planejamento José Sergio Gabrielli. "Ele não perde o hábito de vassalo dedicado e agora continua falando do que não sabe. Ouvir Heraldo Rocha falar de humildade é o mesmo que ver satanás pregando quaresma", disparou Galo, que ainda relembrou os tempos de governo carlista, afirmando que Wagner em quase sete anos fez muito mais que o grupo de Heraldo em 16 anos seguidos no governo. (Rádio Metrópole/Foto: Vitor Fernandes)

Comente agora
12
Mar
'Não se pode medir um homem com 140 caracteres', diz Marco Feliciano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:51h

Durante um culto em sua igreja evangélica em Ribeirão Preto (SP) na noite de segunda-feira (11), o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) criticou os ataques que vem sofrendo desde que assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, emBrasília (DF), este mês. Em um encontro com 30 pastores na Catedral do Avivamento, da Assembleia de Deus, cuja entrada com câmeras foi proibida aos jornalistas, o deputado exaltou aos fieis sua história pessoal em contraponto aos protestos, como o que acontecia do lado de fora do mesmo templo por volta das 20h30.

“Não se pode medir um homem com 140 caracteres de Twitter”, disse Feliciano, referindo-se às declarações que fez sobre homossexuais e negros em 2011 e que contribuem para a recente onda de protestos. Na época, o deputado causou polêmica ao escrever que: "sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids, fome... Etc", e que: "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime e à rejeição".

Comente agora
12
Mar
Paulo Maracajá toma posse do Tribunal de Contas dos Municípios
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:58h

Paulo Maracajá tomou posse do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para o biênio 2013-2015 nesta segunda-feira (11). A cerimônia foi realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral, no Centro Administrativo, em Salvador. Participaram o governador Jaques Wagner, o prefeito da capital ACM Neto, além de outras autoridades do estado. Paulo Maracajá tem 66 anos e foi eleito com seis votos a favor e um voto em branco. A mesa foi composta pelos Conselheiros Francisco de Souza Andrade Netto e José Alfredo Rocha Dias, eleitos Vice-Presidente e Corregedor, respectivamente.

Comente agora
12
Mar
Centro Integrado de Comunicação reforça segurança em Vitória da Conquista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:49h
Outro grande investimento na segurança pública, desta vez em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, que vai receber um Centro Integrado de Comunicação, destaca-se entre os assuntos do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (12). A edição também traz informações sobre a captação de mais R$ 543 milhões do PAC II, da implantação de uma fábrica do segmento eólico em Simões Filho, da distribuição das riquezas geradas pelo pré-sal e da viagem que o governador fará, no próximo final de semana, ao Panamá, onde vai participar de uma reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento. 
Segundo o governador, a ideia dos centros integrados é tornar mais eficiente e rápida a ação da polícia. “Todas as cidades cobertas têm uma interligação por via de comunicação de celular, Internet ou rádio. Portanto, o centro ajuda o policial que está na ponta, na operação de perseguição ou de investigação, em qualquer nova informação, ou também começando uma investigação”. 
Comente agora
11
Mar
Maragojipe: Ataliba trata promotora com ironia; "implacável promotora"
Postado por: Fábio Santos DRT 6997 / 16:15h

Foto: Enádio Careca / Silvio Ataliba no ato de repúdio

Com um pronunciamento no ato de repúdio contra a suspeita de compra de votos então candidata e atual prefeita Vera Lúcia (Vera da Saúde-PMDB). O ex-prefeito Silvio Ataliba, que governou o município por oito anos, em sua fala, foi irônico com a promotora de Justiça Neide Reimão, intitulando a representante do Ministério Público como implacável promotora, afirmando que a mesma não agiu como deveria durante o pleito de outubro. Segundo Ataliba um grupo de milicianos foram presos em flagrante, sendo que o fato foi comunicado a Promotoria Pública de Justiça, porém nenhuma providencia foi adotada.

Confira o vídeo:

Vídeo: Zevaldo Souza

Comente agora
11
Mar
José Rocha diz que PR quer lançar César Borges candidato ao Governo da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:43h

O deputado federal José Rocha (PR), presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara (CTD), revelou que o PR tem interesse em lançar o ex-senador e presidente da legenda na Bahia, César Borges, como candidato ao governo. “Tenho conversado com Alfredo Nascimento, presidente do nosso partido, e também com o Valdemar Costa Neto (PR), e há um interesse do PR nacional que o ex-senador César Borges seja candidato até para reforçar a nossa condição partidária em nosso estado, mas o ex-senador ainda não se posicionou em relação às decisões da cúpula do partido”, declarou durante entrevista à rádio CBN Salvador. José Rocha também afirmou que Borges, deve se reunir com Jaques Wagner para fazer um balanço da parceria do partido com o governo e que o posicionamento para o próximo ano deve ser decidido nesse encontro. “Nós estamos aguardando uma audiência entre César Borges e o governador Jaques Wagner para dar o start a esse relacionamento. Nós temos do lado do governo quatro ou cinco candidatos disputando indicação, temos Otto correndo lateralmente e na oposição estamos nesse aguardo. É um momento ainda de expectativa e dependendo dessa conversa com o governador é que nós vamos tomar essa decisão”, garantiu. (Política Livre)

Comente agora
11
Mar
Itaberaba: MP denuncia prefeito por falsificação ideológica e pede o seu afastamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:36h

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) denunciou o atual prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), por falsificar escrituras de imóveis do município. Junto com ele foram denunciados ainda a sua irmã Gilma Almeida Mascarenhas Maia, o senhor Júlio da Purificação Cerqueira e a tabeliã Silvia Maria Barbosa Sampaio por ajudarem na fraude das escrituras dos imóveis que foram leiloados recentemente sem o apoio da população. A denúncia foi feita pelo promotor Thomas Luiz Raimundo Brito, onde requereu a condenação do prefeito nas penas do artigo 299 do Código Penal, que podem chegar a 5 anos de reclusão, além de pedir o afastamento de João Filho do cargo. “Dessume-se dos autos do Inquérito Civil oriundo da 4ª Promotoria de Justiça de Itaberaba, que o prefeito representando o município de Itaberaba firmou três escrituras públicas, cujo respectivo negócio jurídico não retratava a realidade fática, melhor dizendo, jamais havia ocorrido”, diz a inicial da peça lavrada pelo Ministério Público e encaminhada à Justiça. As escrituras em questão são dos imóveis conhecidos pela população como “Antigo Mercado de Farinha”, que está edificado na Praça Flávio Silvany, nº 191, no centro de Itaberaba, e do Departamento de Obras, localizado na Rua Rubens Ribeiro, nº 191. “Neste sentido foi lavrado em 17 de agosto de 2011, a escritura pública de compra e venda no Livro de Escrituras Diversas, nº 40, fls. 34, do Cartório do 2º Oficio de Itaberaba, entre a Prefeitura Municipal e a Patrimonial Jam Sociedade Civil S/C Ltda, representada pela sócia a irmã do prefeito Gilma Almeida Mascarenhas Maia”, aponta o documento do órgão. (Política Livre)

Comente agora
11
Mar
Como João Henrique e a mulher estão avaliando o comportamento de ACM Neto
Postado por: Ludimila Amorim / 07:55h

Apesar do conselho de amigos e correligionários para que mergulhe e espere o cenário político baiano clarear para se posicionar, o ex-prefeito João Henrique (PP) colocou a cabeça de fora esta semana por meio de um email disparado de seu Ipad a alguns jornalistas, entre os quais o editor deste Política Livre. Nele, insinuou (e não acusou) pela primeira vez que vem sendo tratado pior do que esperava pelo sucessor ACM Neto (DEM), que ajugou a eleger.Embora tenha parecido a muita gente um ato repentino, a iniciativa foi cuidadosamente calculada pelo ex-prefeito. E faz parte de uma estratégia maior concebida por ele para, a partir de agora, confrontar o que seu círculo íntimo considera tentativas de “descontruir” sua imagem por parte do atual titular do Palácio Thomé de Souza. Foi sua a idéia de escrever, do próprio punho, um email sucinto, enumerando os projetos iniciados em sua gestão aos quais, segundo ele, o democrata não dá crédito.Dessa forma, como relatou a um confidente, não correria o risco de falar mais do que deve neste momento. E teria ainda a oportunidade, segundo disse, de avaliar a repercussão da iniciativa, preparando o espírito para outras que poderá ter que tomar a depender da forma como ACM Neto se comportar com relação a ele. Segundo os amigos, o ex-prefeito tem claro que seu sucessor segue um script, também muito bem calculado, quando vai, aos poucos, “soltando” críticas à sua gestão.

Comente agora
10
Mar
Mudança na equipe de Dilma deve atingir 5 ministérios
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:29h

A reforma no primeiro escalão do governo deverá atingir cinco ministérios e contemplar quatro partidos: PMDB, PSD, PDT e PR. A presidente Dilma Rousseff planeja fazer o anúncio nesta semana, mantendo intocada a equipe econômica. A lógica da movimentação é ampliar a força gravitacional de Dilma sobre partidos aliados, tentando evitar que sejam atraídos ou pela oposição ou pelo PSB do governador Eduardo Campos (PE), virtual candidato ao Palácio do Planalto em 2014.

Conforme o desenho atual, serão alvo de mudanças as pastas do Trabalho, Aviação Civil, Secretaria de Assuntos Estratégicos, Agricultura e Micro e Pequena Empresas. Provavelmente será a penúltima mexida na configuração da Esplanada antes das eleições de 2014. A última se dará entre fevereiro e março do ano que vem, quando desembarcarão ministros interessados em disputar o comando de Estados.

Comente agora
10
Mar
Pastor diz sofrer perseguição e se compara a blogueira cubana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:05h

Recém-eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) se compara à ativista cubana Yoani Sánchez ao afirmar que sofre perseguição de simpatizantes de uma "ditadura da desinformação". Em entrevista à Folha, Feliciano disse que sofre ameaças de morte desde que foi indicado para a vaga destinada ao seu partido na comissão, e avalia pedir proteção policial para ele e sua família. "A situação está tomando dimensões muito estranhas. É assustador, estou me sentindo perseguido como aquela cubana lá. Como é o nome? A Yoani Sánchez", disse, em referência à blogueira crítica do governo de Cuba, que enfrentou protestos no Brasil.  

Acusado por movimentos sociais de homofobia e intolerância racial e religiosa, Feliciano foi alvo de uma avalanche de críticas ao ser eleito na última quinta-feira presidente de uma comissão que tem como uma de suas atribuições lidar com demandas de homossexuais, prostitutas, negros e outras minorias. Feliciano já sofre pressão para renunciar ao posto. Há na internet petições de movimentos sociais com mais de 50 mil assinaturas pedindo o seu afastamento. "Não estou preocupado. Isso é democracia", disse. "Tenho em meu site uma petição muito maior. São 120 mil e só faz crescer." O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou neste sábado (9) em Natal que a escolha de Feliciano pode ser eventualmente revista, se aparecer "fatos novos". "Se fatos novos surgirem, a Câmara poderá avaliar a situação da Comissão de Direitos Humanos, mas sempre respeitando o direito de cada parlamentar e de cada partido", afirmou Henrique Alves.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com