As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 31/07/2015








Enquete



Reflita

Blog

Política

04
Mai
Dilma grava para Dia das mães em redes sociais
Postado por: Anacley Souza / 18:03h

A exemplo do que fez no dia do trabalhador, a presidente Dilma Rousseff vai usar as redes sociais para cumprimentar as mães brasileiras, pelo seu dia, a ser comemorado no próximo domingo, dia 10. Em momento de baixa popularidade e quando o governo está sob fogo cruzado, a presidente Dilma tem evitado se expor diretamente, ficando em uma espécie de redoma, sem fazer pronunciamentos em cadeia de rádio e TV para comemorar datas, depois do panelaço que recebeu no dia da mulher, oito de maio. Não há nenhuma programação planejada para a presidente Dilma comparecer no dia das mães e ela deve passar a data em Brasília, com a sua mãe, dona D. Dilma Jane. As mensagens deverão ser gravadas até sexta-feira, 8, como ocorreu no dia do Trabalho. Em 2012, com a popularidade em alta, quando a situação política e econômica eram bem diferentes no País, a presidente Dilma convocou cadeira de rádio e TV no dia das Mães para anunciar o lançamento do Programa Brasil Carinhoso, que prometia tirar da miséria absoluta todas as famílias brasileiras que tenham crianças com até 6 anos de idade. "O Brasil Carinhoso faz parte do grande Programa Brasil sem Miséria, que estamos desenvolvendo com sucesso em todo o território nacional. Será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada no nosso país", disse Dilma à época. No ano passado, a cinco meses das eleições presidenciais, Dilma evitou ir à TV pelo dia das mães, e preferiu usar sua conta no microblog Twitter, para felicitar as mães brasileiras pela celebração do seu Dia. Mãe de Paula e avó de Gabriel, a presidente postou três mensagens na rede social e em uma delas comentava saber como cada mulher que tem filhos "já se emocionou" com a data e mandou "um abraço cheio de alegria" às mães, destacando que a data é uma oportunidade de reconhecimento.

Comente agora
04
Mai
Sem ajuste, corte de recursos será radical, diz Temer
Postado por: Anacley Souza / 13:24h

O Vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), afirmou nesta segunda-feira (04) que o contingenciamento de recursos do Orçamento será radical caso não seja aprovado o ajuste fiscal no Congresso Nacional. O articulador político do governo trabalha para que as duas medidas provisórias que mudam acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários sejam aprovadas por parlamentares. “Se não houver o ajuste, o contingenciamento será muito radical. Se houver o ajuste, o contingenciamento será muito menor”, disse o vice-presidente, antes de se reunir com líderes da base aliada. O contingenciamento é o atraso ou não pagamento de parte da despesa prevista na lei orçamentária, como repasse de recursos a ministérios, por exemplo. A MP 665, que muda o acesso ao seguro desemprego e do abono salarial, começa a ser discutida na Câmara nesta terça-feira. A MP 664, que trata da pensão por morte e auxílio doença, ainda precisa ser votada em comissão especial. O governo previa, ao sugerir as modificações, uma economia de cerca de R$ 18 bilhões com a alteração nas legislações. As medidas, no entanto, sofreram resistência no Congresso. O relator da MP 665, Paulo Rocha (PT-PA), alterou o texto para prever o aumento da carência para a solicitação do primeiro seguro desemprego para 12 meses, ao contrário dos 18 meses sugeridos pelo governo. Atualmente, a pessoa pode acessar o benefício com seis meses de emprego.

Comente agora
04
Mai
Léo Prates critica prestação de serviços da Embasa em Salvador: "Não é bom"
Postado por: Samile Macedo / 12:14h

O vereador do DEM Léo Prates afirmou que o aumento da conta de água veio em um momento inoportuno. Ele conversou com o Metro1, nesta segunda-feira (4), e disse que o serviço prestado pela Embasa aos cidadãos de Salvador não é bom. "O aumento veio em hora inoportuna, afinal este é um momento de crise econômica. E no momento em que há uma serie de insatisfações com a Embasa. Eu não acho que isso é culpa de ninguém, eu acho que é realmente um problema da Embasa. Tenho certeza que os cidadãos soteropolitanos esperam um melhor serviço, pois se viesse um aumento de tarifa acompanhado de uma melhoria no serviço, mas n é isso que acontece", afirmou o vereador. Prates disse ainda que para que a Embasa pudesse cobrar mais pelo serviço, ela deveria melhorar a qualidade dele. "Nós tivemos quebra de adutora agora, tivemos problemas com crateras que a própria Embasa assumiu a culpa. A empresa precisa primeiro trazer uma melhoria no serviço para o cidadão e depois ela passa a cobrar mais por ele", disse Leo Prates.

Comente agora
04
Mai
Aleluia: “Aumento da água é pimenta de Rui nas maldades de Dilma”
Postado por: Samile Macedo / 07:38h

“Para amargura do povo baiano, o governo Rui Costa bota pimenta nas maldades da presidente Dilma ao aumentar a tarifa da água em 9,8%”, critica o deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do Democratas. “Se já não bastassem os consecutivos reajustes da luz, consequência das barbeiragens de Dilma, o trabalhador tem agora mais um serviço essencial com reajuste acima da inflação”, reclama. Para Aleluia, está “sobrando” para a população pagar a conta do rombo da, segundo ele, má gestão do PT. “A Embasa, concessionária estatal de abastecimento de água e saneamento, tem prestado um péssimo serviço e, nem por isso, o governo petista tem deixado de lhe premiar com reajustes que chegam a ser o dobro do índice da inflação dos últimos anos”. O parlamentar cita o exemplo do INPC Geral: “De abril de 2011 pra cá, o INPC variou 28,87%, enquanto a tarifa da água na Bahia aumentou muito mais no mesmo período”. Na opinião de Aleluia, ao não impedir mais este abusivo aumento da água, o governador Rui Costa “bota ainda mais pimenta nas maldades” da presidente Dilma e demonstra não ter a mínima piedade com o bolso do povo baiano. (Política Livre)

Comente agora
04
Mai
Clima de disputa para as eleições de 2016 é antecipado em Itabuna
Postado por: Letícia Oliveira / 02:52h
Se, em algumas cidades do estado, o cenário político para 2016 ainda parece bastante longe de começar, com sondagem de poucos nomes para as eleições que vão escolher prefeitos e vereadores, o mesmo não se pode dizer de Itabuna, município localizado a 426 km da capital baiana, sendo a quinta mais populosa da Bahia, com mais de 200 mil habitantes. A política já efervesce as articulações internas dos partidos e alguns se colocam para o páreo, mostrando que até o final do prazo para a definição do quadro, a corrida será grande para ver que tem fôlego de ir adiante. Até o momento são apontados como possíveis pleiteantes o atual prefeito Claudevane Moreira (PRB), o vice-prefeito Wenceslau Júnior (PCdoB), o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), os ex-prefeitos Capitão Azevedo (DEM), Geraldo Simões (PT) e Fernando Gomes (PMDB), o médico Antonio Mangabeira (PDT), Acácio Pinto e a empresária Leninha Duarte.
Um comentário
03
Mai
MG: Aécio teria usado aeronaves oficiais após deixar governo
Postado por: Samile Macedo / 17:17h

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) continuou utilizando aeronaves oficiais em pelo menos seis ocasiões depois que deixou o governo de Minas Gerais, em 2010. As informações são da Folha de S. Paulo. De acordo com o jornal, os voos aconteceram entre 2011 e 2012, quando ele já havia assumido o mandato de senador. Ainda segundo a publicação, o tucano usou helicópteros do Estado para se deslocar em Belo Horizonte em cinco ocasiões (entre o Palácio da Liberdade, o Palácio Tiradentes e o Palácio das Mangabeiras) e um jato para ir até Brasília. As viagens foram registradas em relatórios do Gabinete Militar. Procurado, Aécio alegou que usou as aeronaves três vezes por estar em “missões oficiais” a pedido do então governador Antonio Anastasia (PSDB). Ele citou ainda outras autoridades que voaram em helicópteros do Estado em missão oficial, como o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP). Os outros três voos, no entanto, não foram justificados. (Uol)

Comente agora
03
Mai
Erros do PT ameaçam o partido em 2016
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:23h

Há quinze anos o PT elegia Marta Suplicy prefeita da capital paulista - maior triunfo do partido nas eleições municipais de 2000. A sigla ainda saía do pleito com 70% mais prefeituras do que conseguiu em 1996. Em todo país, foram quase 15% dos votos totais, com destaque para o ganho de terreno da sigla no interior. Depois do PPS, foi a legenda que mais cresceu na ocasião. Oito eleições depois, o pleito do ano que vem tende a resultar no primeiro recuo do PT desde 2000. Ironicamente, a mesma Marta Suplicy que representou o avanço da legenda em 2000 é um dos símbolos do momento amargo que o partido hoje vive. A senadora, que foi ministra de Dilma Rousseff até novembro, anunciou na última semana sua desfiliação do PT. Antes disso, Marta passou a atacar o partido sistematicamente, em um gesto que pode soar oportunista, mas é revelador do novo momento político do país: ser petista frequentemente traz mais ônus do que vantagens. Para além de fatores circunstanciais, está claro que o partido vive um momento de declínio que dificilmente deixará de influenciar o pleito de 2016. As eleições de 2014 já mostraram uma inflexão natural, porque cíclica, no eleitorado. Não fossem as rasteiras aplicadas contra adversários na campanha do ano passado, é muito provável que Dilma Rousseff tivesse perdido as eleições.

Comente agora
03
Mai
Marqueteiro do PT usa vídeo para se defender
Postado por: Letícia Oliveira / 06:59h

O jornalista baiano João Santana, marqueteiro do PT que está sendo investigado pela Polícia Federal sob a suspeita de que duas empresas dele trouxeram de Angola para o Brasil US$ 16 milhões em 2012, segundo reportagem da Folha de S.Paulo, divulgou um vídeo em que se defende das acusações. De acordo com o jornal, uma das suspeitas é de que os recursos tenham sido pagos a Santana por empreiteiras brasileiras que atuam no país africano para pagar dívidas da campanha de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo.

Comente agora
02
Mai
Eduardo Cunha pede desculpas ao PT após dizer que partido só ganha quando PMDB "fica com pena"
Postado por: Letícia Oliveira / 11:44h

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu desculpas ao PT através do Twitter na noite desta quinta-feira (30). Ele inicialmente negou ter feito declarações contra o partido, mas recuou após o site do O Globo publicar a gravação que comprova o discurso. No áudio, o parlamentar ironiza a atuação do PT na Câmara ao afirmar que "onde o PT vai, vai todo mundo contra" e que o partido só ganha votações no plenário "quando a gente fica com pena na última hora". A fala de Cunha foi pronunciada em jantar com a bancada do PMDB na Câmara na terça-feira (28). (Metro1)

Comente agora
02
Mai
Cândido Vaccarezza deixará o PT, diz colunista
Postado por: Letícia Oliveira / 03:35h

O ex-líder dos governos Lula e Dilma na Câmara, o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, está prestes a deixar o Partido dos Trabalhadores. Ele abandonará o barco petista e já está de malas prontas para o PMDB, segundo informações da coluna Radar Online.

Comente agora
02
Mai
Aécio Neves defende limite para terceirização
Postado por: Letícia Oliveira / 02:57h

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse ontem(1º) que o Senado irá “aprimorar” o Projeto de Lei (PL) 4.330/2004, que regulamenta a terceirização, aprovado pela Câmara dos Deputados. Ele afirmou que os senadores irão discutir com “responsabilidade” a proposta e defendeu o que chamou de um limite para a terceirização. “Nós vamos discutir a terceirização no Senado com enorme responsabilidade. De um lado, vamos garantir a regulamentação para aqueles que são terceirizados. Mas nós vamos propor um limite para que as empresas possam terceirizar algumas das suas atividades. O Senado vai aprimorar o projeto votado na Câmara dos Deputados”, disse em entrevista durante ato comemorativo do Dia do Trabalho, promovido pela Força Sindical.

Comente agora
01
Mai
PSDB diz que Dilma mentiu em fala do 1º de maio de 2014
Postado por: Anacley Souza / 15:41h

No primeiro ano em que a presidente Dilma Rousseff não fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV para celebrar o Dia do Trabalho, o PSDB usou trechos do comunicado da petista em 1º de maio de 2014 para apontar supostas contradições no discurso da chefe do Executivo. Em uma série de três vídeos publicados no YouTube intitulada "Dilma transforma o Dia do Trabalho em Dia da Mentira", o partido oposicionista destaca declarações da presidente sobre a situação da economia e, posteriormente, mostra manchetes de jornais que contradizem a petista, estampando o carimbo "mentira". Em um dos trechos selecionados pelo PSDB, Dilma reafirma que está mudando o Brasil e "vencendo a luta mais difícil e mais importantes: a luta do emprego e do salário”. Em seguida, o PSDB mostra uma manchete de jornal, de janeiro deste ano, relatando que a geração de empregos em 2014 foi a pior da gestão do PT na Presidência da República. Em seguida, a legenda oposicionista destaca ponto do pronunciamento presidencial no qual Dilma relata ter reajustado a tabela do Imposto de Renda por meio de uma medida provisória. À época, a presidente propôs um reajuste de 4,5% na tabela do IR, contudo, durante a tramitação do texto no Congresso Nacional, os parlamentares elevaram a correção para 6,5%. No vídeo, o PSDB mostra uma manchete de jornal que ressalta o veto de Dilma à correção de 6,5% Outro vídeo divulgado pelo PSDB selecionou trecho em que Dilma afirma que seu governo será sempre o do "crescimento com estabilidade, do controle rigoroso da inflação e da administração correta das contas públicas". Na sequência, aparece o carimbo "mentira" e, simultanemante, uma manchete de jornal diz que a economia "parou" e que o crescimento médio, do primeiro mandato de Dilma, foi o menor desde o governo Collor, além de ter registrado, no ano passado, o primeiro déficit nas contas públicas em 18 anos.

Comente agora
01
Mai
"Lula vai voltar", apostam especialistas sobre futuro do PT
Postado por: Anacley Souza / 14:02h

Nascido no bojo do movimento sindicalista na virada entre as décadas de 1970 e 1980, o PT, Partido dos Trabalhadores, e seu governo sentem hoje a perda de apoio entre sua própria base. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), junto com mais 25 movimentos sociais, realiza nesta sexta-feira, Dia do Trabalho, um ato em São Paulo "em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobras e da reforma política". A carta de convocação não defende ou menciona diretamente o PT, partido que sempre foi muito próximo à CUT,  e tampouco o governo da presidente Dilma Rousseff. O documento critica o ajuste fiscal proposto pela administração petista, como as medidas que buscam restringir o acesso ao seguro-desemprego, e refere-se brevemente aos pedidos de impeachment contra a presidente, ao afirmar que "nossa luta é pela manutenção do estado democrático de direito, contra a onda golpista em curso". Em meio ao momento político delicado, a BBC Brasil ouviu pessoas historicamente ligadas ao PT sobre o futuro do partido. Entre os entrevistados, predomina a certeza de que a legenda precisa recompor ligações mais estreitas com os movimentos sociais para se fortalecer até as disputas presidenciais de 2018, quando, especula-se, sua estrela maior,  o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  poderá ser novamente candidato. "Se o ajuste fiscal de Dilma penalizar apenas os mais pobres, o PT dificilmente deixará de sofrer significativa derrota nas eleições municipais de 2016", afirma Frei Betto, que nunca foi filiado ao PT, mas participou da construção do partido e coordenou o programa 'Fome Zero' no início do primeiro governo Lula, seu amigo pessoal. "O caminho para superar a crise é o PT assegurar a governabilidade por seus vínculos com os movimentos sociais, ainda que isso desagrade o mercado e divida sua base aliada no Congresso. Fora dos movimentos sociais o PT não tem futuro", diz.

Comente agora
01
Mai
Lídice da Mata quer mobilizar bancada no Congresso para socorrer atingidos pela chuva
Postado por: Samile Macedo / 12:22h

A senadora Lídice da Mata (PSB) prometeu, nesta sexta-feira (1º), mobilizar os deputados e senadores da bancada baiana - de todos os partidos - para agilizar a liberação de recursos da União, afim de socorrer as cidades baianas atingidas pelas chuvas, sobretudo Salvador, que foi a mais prejudicada. A parlamentar visitou alguns bairros da capital baiana como a Boa Vista de São Caetano e o Lobato, onde ocorreram deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis e que permanecem em situação de risco. "Vou conversar com o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa para saber as prioridades da cidade neste momento. Diante disso, vamos solicitar urgência e a liberação imediata de recursos do governo federal. Cada um dos deputados e senadores têm emendas (parlamentares), que podem ser reunidas para prestar um socorro orçamentário neste momento. Eu vivi isso quando fui prefeita de Salvador e sei que é possível", disse. (Metro1)

Comente agora
01
Mai
Lula critica terceirização e maioridade penal para jovens em evento da CUT
Postado por: Samile Macedo / 12:02h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas ao projeto de lei 4.330, que regulamenta a terceirização no Brasil, e à maioridade penal, durante discurso, em evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em comemoração ao 1º de Maio. Segundo o petista, a terceirização está no Congresso há 11 anos, mas não andou neste período e agora se tornou prioridade na cabeça de alguns deputados. “Terceirizados trabalham, em média, três horas a mais por semana e ganham menos”, disse Lula, citando um estudo encomendado pela CUT ao Dieese. Sobre a maioridade penal, ele afirmou que a elite brasileira acha que é possível resolver o problema colocando a juventude na cadeia, mas que não se pode, segundo ele, punir jovens que não tiveram oportunidade de estudar. Ele destacou ainda que apoiar a maioridade penal para jovens é um crime.

Comente agora
01
Mai
Aécio Neves ataca Dilma e diz que 1º de maio será lembrado como “dia da vergonha”
Postado por: Samile Macedo / 11:00h

O senador e adversário político da presidente Dilma Rousseff, Aécio Neves (PSDB), se pronunciou sobre o dia do trabalhador, comemorado neste 1º de maio. Em vídeo, o ex-candidato à presidência da república disse que esta data será lembrada como o “dia da vergonha”. Por outro lado, também nas redes, a presidenta postou vídeos onde fala principalmente das terceirizações. “Este primeiro de maio vai ficar lembrado como o “dia da vergonha”, o dia em que a presidente da República se acovardou e não teve coragem de dizer aos trabalhadores brasileiros porque é que eles vão pagar o preço mais alto desse ajuste. Mas eu digo: vão pagar porque o governo do PT foi irresponsável e deixa como legado inflação alta, desemprego crescente e crescimento minúsculo da nossa economia. Esta foi a grande obra do PT e é o que eles têm a oferecer aos trabalhadores brasileiros”, atacou o senador tucano. Dilma decidiu não fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV no Dia do Trabalho e optou por usar as redes sociais para, nas palavras do governo, “dialogar” com os trabalhadores e com a sociedade. (O Globo)

Comente agora
01
Mai
Líder do PSD nega insatisfação com Rui: ‘Foi uma pequena agitação pontual’
Postado por: Samile Macedo / 10:48h

O líder do PSD na Assembleia Legislativa (AL-BA), Rogério Andrade, negou que o partido esteja insatisfeito com a gestão política do governador Rui Costa, como apontou a coluna Tempo Presente desta sexta-feira (1°). O parlamentar afirmou que o que houve foi uma “pequena agitação pontual”, gerada pela demora de definição de critérios que determinaria a distribuição de vagas do terceiro escalão do governo. “Eu creio que o sentimento é que o governo demorou pra tratar dessas questões, talvez por isso tenha gerado essas insatisfações. Talvez seja um parlamentar, de oito. Mas o governador já começou a resolver isso e tenho certeza de que será solucionado”, explicou. Segundo Andrade, o PSD participou de uma reunião com Rui Costa há cerca de dez dias, quando trataram sobre esse tema. “O partido reconhece o esforço que o governador tem feito, independente de espaço ou de cargo. Por isso, nesta mesma reunião, nós declaramos apoio incondicional ao seu governo. Ele não poderia estar fazendo mais do que tem feito”, reforçou.

13 comentários
01
Mai
Chamado de 'traidor' pela CUT, Arthur Maia diz que central é 'PT terceirizado'
Postado por: Samile Macedo / 09:42h

Lideranças da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Salvador consideram o deputado federal Arthur Maia (SD-BA) um "traidor" e "ladrão de direitos dos trabalhadores". Isso por causa da relatoria do parlamentar sobre o projeto de lei 4.330, que regulamenta e amplia a terceirização da mão de obra. O presidente da CUT Bahia, Cedro Silva, afirmou que a entidade entrou em contato com Maia "várias vezes, mas ele está comprado pelos empresários". Em contato com o Bahia Notícias, a caminho de evento da Força Sindical em São Paulo, o deputado Arthur Maia disse não se abalar com as críticas da CUT, que "é muito pequena, é o PT terceirizado no movimento sindical". "A CUT tem que dizer como vai ficar contra as medidas provisórias 664 e 665, que estão sendo votadas essa semana e tiram vários direitos dos trabalhadores", alfinetou o parlamentar.

Comente agora
01
Mai
Em nova mensagem de 1º de Maio, Dilma critica terceirização irrestrita; Assista
Postado por: Samile Macedo / 07:11h

Em um novo vídeo divulgado no perfil do Palácio do Planalto no Facebook por ocasião do Dia do Trabalho, a presidente Dilma Rousseff voltou a defender nesta sexta-feira (1º) a regulamentação do trabalho terceirizado no Brasil, mas não de forma irrestrita, como aprovada na Câmara dos Deputados. O projeto tramita agora no Senado. A presidente repetiu o tom do discurso usado em uma reunião com representantes de centrais sindicais na quinta-feira (30), em que destacou a importância de diferenciar atividade-fim (atividade principal da empresa) e atividade-meio. O projeto aprovado na Câmara autoriza a contratação de trabalhadores terceirizados para atuar na atividade-fim. Pelas regras atuais, é possível contratar somente para as atividades-meio. Ou seja, uma universidade particular pode contratar de uma empresa terceirizada profissionais de limpeza e de segurança, mas não professores. "É preciso assegurar ao trabalhador a garantia dos direitos conquistados nas negociações salariais, é preciso proteger a previdência social da perda de recursos e, assim, garantir a sua sustentabilidade. O meu governo tem o compromisso de manter os direitos e as garantias dos trabalhadores", disse. 

Comente agora
01
Mai
Prefeito de Sapeaçu é eleito membro da diretoria dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA)
Postado por: Samile Macedo / 06:57h

Os presidentes e vices dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia se reuniram, em Assembleia Geral, nesta terça-feira, dia 28 de abril, na sede da UPB, para a fundação da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA). E, por unanimidade, escolheram como presidente da federação, Osni Cardoso de Araújo (presidente do Consisal), vice-presidente institucional, Joaquim Mendes de Sousa Junior (presidente CDS Médio Sudoeste), vice-presidente administrativo, Railton de Oliveira Ramos (presidente do Cimurc), tesoureiro, Lenildo de Oliveira Ramos (presidente CDS Litoral Sul), 1º suplente, Charles Fernandes Silveira Santana (CDS do Alto Sertão) e 2º suplente, Jonival Lucas Junior (CDS território do Recôncavo). Para Jonival o momento do consórcio na Bahia é muito bom na quantidade existente e os que serão criados com a nova política do Estado. “A Federação vai nivelar o conhecimento e conseguir novos recursos e lutar pelo marco legal para o consórcio ser protegido. Também reforçou o empenho em lutar pelo fortalecimento dos consórcios públicos, enquanto um importante instrumento federativo e de modernidade na gestão pública”, disse. A assembleia contou com a presença de 11 presidentes de consórcios, 06 secretários executivos de consórcios, além de representantes municipalistas. O governo do Estado enviou como representante o diretor de planejamento territorial da Secretaria de Planejamento, Thiago Xavier. 

Comente agora
30
Abr
"Os servidores serão bem vindos", fala Nilo após ameaça de invasão a ALBA
Postado por: Anacley Souza / 15:43h

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PDT), disse que as galerias da Casa estarão abertas para os funcionários que pretendem acompanhar e protestar durante a votação do aumento dos servidores públicos. O projeto será votado, em primeiro turno, na próxima terça-feira (5). “Eles vão ser bem recebidos”, afirmou Nilo, nesta quinta-feira (30). Segundo o presidente, os servidores irão se comportar bem, que tudo vai ser “de forma pacífica” e por isso ele não vai precisar pedir reforço policial. O governo do estado propõe conceder o aumento em duas parcelas: uma de 3,5% retroativa a março, e 2,9% em novembro. Na mobilização, profissionais como médicos, enfermeiros, professores e servidores da AL-BA e do Tribunal de Contas usarão o slogan “Todos os servidores unidos na luta contra o reajuste de Rui”. (Bahia Notícias)

Comente agora
30
Abr
Partidos têm até esta quinta para enviar prestação de contas de 2014 ao TSE
Postado por: Anacley Souza / 14:41h

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para que os 32 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentem suas prestações de contas partidárias relativas ao exercício de 2014. Segundo o órgão, até às 19h da última quarta-feira (29), 15 partidos (PTB, PBT, DEM, PTC, PSC, PMN, PRP, PSTU, PHS, PSDC, PRB, PSOL, PSD, PPL e PROS), já tinham enviado seus documentos ao TSE. Os diretórios nacionais das legendas deve entregar ao órgão as respectivas prestações de contas. Já os diretórios estaduais, devem apresentá-las aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), enquanto os diretórios municipais, nas zonas eleitorais. A entrega de prestação de contas anual pelos partidos políticos é determinada pela Constituição Federal (artigo 17, inciso III) e pela Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 32). As prestações de contas devem conter: a discriminação dos valores e a destinação dos recursos recebidos do Fundo Partidário; a origem e o valor das contribuições e doações; as despesas de caráter eleitoral, com a especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios e demais atividades de campanha; e a discriminação detalhada das receitas e despesas.

Comente agora
30
Abr
S. A. de Jesus: Reforma administrativa será publicada no Diário Oficial; confira algumas mudanças
Postado por: Samile Macedo / 13:05h

A reforma administrativa de Santo Antônio de Jesus, proposta feita pelo gestor Humberto Leite (PDT) foi aprovada no dia 31 de Março de 2015, mas nesta quinta-feira (30) os ajustes referentes aos cargos das secretarias administrativas começarão a ser publicados no Diário Oficial. A Secretária de Administração do Município, Dra. Luciene Pinto relatou que o projeto de Lei da nova estrutura administrativa não foi aprovado no início da gestão, como prometido pelo prefeito em razão do índice de pessoal que no início da administração se encontrava elevado devido a resquícios da gestão passada e impedia que a iniciativa fosse enviada à Câmara de Vereadores para votação, mas atualmente como a questão foi sanada, os ajustes foram enviados. “Agora estamos na fase de exoneração e nomeação de funções, pois quando a nova Lei é publicada, a Lei anterior nº 1.111 e 1.112 que dizia respeito à estrutura antiga de cargos são revogadas. Hoje estaremos demitindo todos aqueles que estavam nos cargos de confiança e admitindo os novos nomeados”, disse à Rádio Recôncavo FM.

Ajustes e desmembramento de Secretarias - Dra. Luciene explicou que com as mudanças algumas pastas foram desmembradas: Por exemplo, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e Superintendência de Serviços Públicos agora passarão a serem secretarias. A pasta de Cultura e Esporte será desmembrada, o mesmo acontece com a Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente que ajustada integrará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura e Abastecimento. “Foi uma iniciativa muito bem estudada, é um projeto digno de elogios e aplausos, pois é uma reforma que se adequa a atual situação de crescente desenvolvimento de Santo Antônio de Jesus, sinal de que agora começa uma nova história para o município”, declarou.

Cargos nas novas pastas -

2 comentários
30
Abr
Irmão da presidente Dilma é investigado por repasses na CNT
Postado por: Anacley Souza / 12:56h

O único irmão da presidente Dilma Rousseff é avesso a qualquer tipo de badalação - e conhecido pelo desapego. Igor Rousseff, de 68 anos, já foi hippie, porteiro de hotel e controlador de voo. Mora numa casa simples em Passa Tempo, interior de Minas Gerais, e cultiva hábitos igualmente frugais. Advogado, nunca gostou de exercer a profissão. Aposentado, ele hoje investe seu tempo em um projeto de criação de tilápias. Na campanha presidencial do ano passado, o irmão virou personagem da disputa ao ser apontado pelo então candidato Aécio Neves como funcionário fantasma da prefeitura de Belo Horizonte entre 2003 e 2009, durante a gestão do petista Fernando Pimentel, seu amigo. Segundo a denúncia, recebia sem trabalhar, o que ele sempre negou. Agora Igor Rousseff está às voltas com outra suspeita. Seu nome apareceu em uma lista de beneficiários de pagamentos irregulares oriundos da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Em setembro do ano passado, a Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal descobriram um desvio de mais de 20 milhões de reais do Sest (Serviço Social do Transporte) e do Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Administradas pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), as duas entidades recebem verba do governo federal para custear cursos profissionalizantes e prestar assistência a trabalhadores do setor. A Operação São Cristóvão, assim batizada em referência ao santo padroeiro dos motoristas, descobriu que uma boa parte do dinheiro que entrava nas contas do Sest-Senat ia parar, na verdade, nos bolsos de quem as administrava -- e também nos bolsos de terceiros que nada tinham a ver com os serviços que deveriam ser prestados aos trabalhadores. 

Comente agora
30
Abr
Nilo não convoca aprovados de concurso e descumpre acordo com Ministério Público
Postado por: Samile Macedo / 10:58h

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), ainda mantém mais de 600 funcionários temporários por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), descumprindo um acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA). Em janeiro de 2014 foi firmando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Assembleia Legislativa (AL-BA) e o MP para a substituição de funcionários temporários por novos concursados. De acordo com o jornal A Tarde, até o momento, Nilo só convocou 10 dos 97 aprovados no concurso realizado no último ano, mantendo quase o dobro de Redas em relação aos servidores efetivos. Em 2013, segundo informou a própria Al-BA, havia 641 contratados temporários, que custaram aos cofres públicos R$ 24,7 milhões. No Orçamento deste ano, consta que a Assembleia tem 358 servidores efetivos em atividade, além dos 2.978 cargos comissionados. O número de Redas, porém, não é informado. A promotora Rita Tourinho afirma que Nilo descumpriu pelo menos dois pontos do acerto.

Comente agora
30
Abr
Lúcio dá cacetinhos em reunião do PMDB em que PT foi alfinetado por Eduardo Cunha
Postado por: Samile Macedo / 09:51h

Os deputados do PMDB realizaram um jantar de confraternização na noite da última terça-feira (28) e, apesar da descontração, a política entrou em pauta. Segundo O Globo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ) exaltou o momento da sigla no cenário nacional e alfinetou o governo do PT. “Muito bom ver essa bancada unida. É um bom momento para todos nós. Não ter dependido do PT e da oposição (para ganhar a eleição de presidente da Casa) permitiu ao PMDB esse protagonismo político. E nos deu a liberdade para fazer o que estamos fazendo. É só olhar. É impressionante. Onde o PT vai, está todo mundo contra. No plenário... Impressionante. O PT não ganha uma votação. Só quando a gente fica com pena na última hora”, discursou Cunha.

Comente agora
30
Abr
Renan diz que é 'uma coisa ridícula' Dilma 'não poder falar no dia 1º'
Postado por: Samile Macedo / 09:27h

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quinta-feira (30) ser "uma coisa ridícula" a presidente Dilma Rousseff não poder fazer pronunciamento em cadeia de rádio e TV nesta sexta (1º), no feriado do Dia do Trabalho, por não ter "o que dizer" aos trabalhadores. O peemedebista anunciou que irá propor ao governo federal um pacto para a criação e manutenção do emprego no país. Nesta quarta (29), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou que, em vez de fazer o tradicional pronunciamento do dia 1º de maio, a presidente divulgará vídeos nas redes sociais como forma de se manifestar sobre o Dia do Trabalho. "O governo não tem agenda, não tem iniciativa, há um vazio evidente que fragiliza o governo. [...] Essa coisa da presidente da República não poder falar no dia 1º porque não tem o que dizer é uma coisa ridícula. Isso enfraquece o governo", afirmou Renan. Esta será a primeira vez, desde que assumiu o comando do país, em 2011, que Dilma não fará um pronunciamento em cadeia de rádio e TV no feriado do trabalhador. No entanto, o titular da Comunicação Social negou que o motivo da decisão seja evitar um panelaço de protesto contra o governo, como o do último dia 8 de março, quando Dilma se manifestou sobre o Dia Internacional da Mulher. Em rota de colisão com o Planalto, Renan disse que, apesar do risco de a presidente voltar a ser alvo de um novo panelaço, ela deveria se pronunciar. Na visão dele, "panelas precisam se manifestar na democracia". 

Comente agora
30
Abr
Simões Filho: Secretária deixa pasta e rompe com prefeito
Postado por: Samile Macedo / 08:45h

A secretária de Políticas Públicas e Promoção à Mulher de Simões Filho, Andrea Almeida (PV), entregou o cargo ao prefeito, Educardo Alencar (PSD), nesta quinta-feira (30). O motivo seria a falta de investimentos para a pasta, que estaria abandonada pelo gestor. A agora ex-secretária manifestou a inconformidade através de carta renúncia. Segundo um trecho do documento, a administração de Alencar “demonstra insensibilidade com as bandeiras de lutas” das mulheres do município, que pode ser notado em “prevenção e proteção contra a violência doméstica e discriminação de gênero; melhoria no acesso ao mercado de trabalho”, além de outras demandas femininas locais. Andrea também rompe com o prefeito e deve ser candidata nas próximas eleições da cidade. (BN)

Comente agora
30
Abr
“Minha cueca e a calçola de minha mulher são pagas com dinheiro do povo”, reconhece deputado baiano
Postado por: Samile Macedo / 07:33h

“Nós já temos uma outra tragédia anunciada”, alerta Manoel Isidório Santana Júnior, apontando para uma encosta que mais balança do que sustenta um imóvel no topo. Ele está com calça, bota, camisa arregaçada nas mangas, uma gravata enfiada entre botões e toda a roupa salpicada de barro. Se não fosse a roupa social no meio da montanha de terra, e o fato de ser um dos 63 deputados baianos, seria como mais um dos negros e mulatos ajudando no resgate de corpos na comunidade de Barro Branco. Isidório diz que faz a parte dele para evitar a tragédia, cobrando providências do Poder Executivo. “Acho que o povo que é quem paga imposto, paga político. Como doido, eu costumo dizer que eu tenho que dar a resposta porque a minha cueca é paga com dinheiro público, a calçola da minha mulher é paga com dinheiro público”, reconhece Isidório que, como deputado, recebe R$25mil de salário, mais verbas indenizatória, de gabinete, adicionais por integrar comissões, que podem fazer o valor chegar a R$80 mil por mês. Além disso, a Fundação que ele administra recebeu mais de R$8 milhões do governo do estado, apenas em 2014. Fazendo declarações desse tipo, não é difícil de imaginar os motivos do sargento reformado, que também é pastor, ser chamado de maluco por boa parte dos colegas parlamentares. 

Comente agora
30
Abr
Érico Cardoso: Prefeito suspende concurso por empresa 'suspeita de fraude'
Postado por: Samile Macedo / 07:25h
A prefeitura de Érico Cardoso, na Bacia do Paramirim, sudoeste baiano, resolveu suspender o concurso público que previa 87 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Assim, um novo certame, ainda sem data, deve ser realizado ainda este ano, com a contratação de nova empresa responsável. A decisão do prefeito, João Paulo de Souza (PT), acata recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) via Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O acordo estabeleceu a impossibilidade da contratação de empresa S&R Concursos e Pesquisas LTDA, investigada por suspeita de fraude. O concurso em Érico Cardoso destina vagas para vários cargos, como médico, fisioterapeuta, médico Veterinário, dentista, pedagogo, técnico em enfermagem, engenheiro, digitador, assistente social, entre outras funções. Segundo a prefeitura, quem se inscreveu no concurso suspenso não perderá o direito e participará normalmente do novo certame. A decisão assinada pelo prefeito foi publicada no Diário Oficial da cidade no dia 23 de abril. 
Comente agora
30
Abr
TSE multa PT em R$ 4,9 milhões por prestação de contas irregular de 2009
Postado por: Samile Macedo / 07:09h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o PT a pagar multa de R$ 4,9 milhões por irregularidades nas contas do partido de 2009, que foram reprovadas parcialmente. O tribunal também aplicou a sanção de que o PT fique sem receber, durante três meses, as cotas relativas ao fundo partidário. A determinação do TSE de punir o PT com a suspensão do repasse de recursos do Fundo Partidário por três meses significa uma perda considerável para o partido, que é o maior beneficiário dessa verba. No primeiro trimestre deste ano, a distribuição dos duodécimos (total dos recursos do Fundo, divididos por partidos e por mês) aportou no caixa petista R$ 7,8 milhões. Somado a isso há ainda a distribuição da arrecadação de multas. Nesse caso, o PT ganhou mais R$ 2,8 milhões. Isso significa que, no primeiro trimestre deste ano, a legenda recebeu R$ 10,6 milhões do Fundo. A definição da aplicação da multa de R$ 4,9 milhões foi baseada no voto do ministro Gilmar Mendes, que havia pedido vistas do processo. O relator Admar Gonzaga Neto, relator do processo, queria a penalização no valor de R$ 2,3 milhões. Porém, Gilmar considerou que o partido havia utilizado recursos do Fundo Partidário para pagar um empréstimo fictício contraído no Banco Rural. Por conta disso, sugeriu um acréscimo de R$ 2,6 milhões na multa, o que foi acolhido pela maioria do plenário do TSE. 

Comente agora
30
Abr
Geddel sinaliza reaproximação com governo petista
Postado por: Letícia Oliveira / 06:06h

O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, ferrenho crítico dos governos petistas federal e baiano, sinalizou na tarde desta quarta-feira (29) uma possível reaproximação com os antigos aliados. Depois de deixar o Ministério da Integração Nacional, ainda no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geddel foi nomeado vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal,  já na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), mas foi exonerado pela líder nacional e rompeu de vez as relações com os petistas. Em publicação na sua conta do Twitter, Geddel informou sobre um encontro político, que contou com as presenças do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), do ministro chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante (PT), e do ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e afilhado de Temer, Moreira Franco.

Comente agora
30
Abr
“Filhinho de papai”, diz Marcelo Nilo sobre Félix Júnior
Postado por: Letícia Oliveira / 03:21h

As trocas de farpas entre o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) e o presidente estadual da sigla, Félix Mendonça Júnior, têm se intensificado cada vez mais. Na manhã de ontem, durante entrevista na Rádio Sociedade, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia classificou o presidente como “filhinho de papai” e ressaltou o apoio que tem para disputar a presidência estadual da sigla. Os atritos entre Nilo e Félix Junior ganharam proporção após uma possível campanha feita por Nilo com os colegas pedetistas para fragilizar Félix Jr. e sua reeleição à presidência da legenda.Durante entrevista, Marcelo Nilo não poupou esforços e demonstrou todo o desafeto que tem pelo presidente estadual do PDT. “O presidente Félix Mendonça é filhinho de papai. Ele não está acostumado a respeitar o contraditório. Ele é um deputado presidente isolado. Eu tenho apoio dos cinco deputados estaduais, dos dois ex-deputados federais, Severiano Alves e Oziel Oliveira. Eu tenho apoio dos dois suplentes de senador. Eu tenho apoio dos dois secretários do estado, eu tenho apoio de único vereador de Salvador. Eu tenho apoio de 90% dos prefeitos e quero apenas disputar com ele [a presidência do partido]”, disse, reafirmando o desejo de ser o novo mandatário da legenda no estado.

Comente agora
29
Abr
Prefeito de Candeias é multado pelo TCM em R$ 20 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:26h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quarta-feira (29), considerou parcialmente procedente a denúncia formulada por vereadores do município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, contra o prefeito sargento Francisco (PSD), em razão de irregularidades na contratação direta de serviços de consultoria e assessoria jurídica, entre os anos de 2013 e 2014. Pelas ilegalidades constatadas, associada ao gasto elevado com as contratações, o relator do processo, conselheiro Fernando Vita, determinou a representação do gestor ao Ministério Público (MP) e deu uma multa no valor de R$ 20 mil. O prefeito também deve cancelar os contratos de assessoria jurídica firmados com as sociedades indicadas na denúncia, no caso das irregularidades ainda existirem. Também foram considerados excessivos os valores pagos aos contratados para a prestação de serviços jurídicos, violando não apenas o princípio da moralidade, mas, sobretudo, os da economicidade. O gestor deve buscar estruturar a Procuradoria Jurídica do Município, de modo a não depender da contratação de serviços terceirizados para a execução de serviços de consultoria administrativa e advocacia de interesse do ente público. Ainda cabe recurso da decisão.(BN)

Comente agora
29
Abr
Vereador prevê fim do mundo e cria projeto que proíbe chip em humanos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:30h

Um vereador de Santa Bárbara d’Oeste (SP) criou um projeto de lei que proíbe a implantação de chips em moradores do município. A proposta, elaborada por Carlos Fontes (PSD), tem uma justificativa inusitada. Ela prevê o fim do mundo e tem a intenção de impedir uma ordem satânica mundial, representada pela “marca da besta”, onde todas as pessoas serão marcadas na pele com dispositivos rastreadores. Fontes, que é evangélico, é categórico ao afirmar no texto do projeto que o Apocalipse está próximo: "Tendo em conta que o fim dos tempos se aproxima, é preciso que as leis se antecipem aos futuros acontecimentos. Sendo assim, urge que se proíba a implantação em seres humanos de chips ou quaisquer outros dispositivos móveis que permitam o rastreamento dos cidadãos." O parlamentar afirmou que a ideia de implantar chips em humanos tem sido trabalhada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que o dispositivo seja responsável por todas as atividades das pessoas, como viagens e compras. Para o vereador, no entanto, esta estratégia está relacionada a uma profecia do fim do mundo, onde quem “não tiver a marca da besta” não vai conseguir ser inserido na sociedade. Segundo a Câmara, o projeto foi protocolado no Legislativo de Santa Bárbara na segunda-feira (27) e será analisado pelas comissões permanentes da Câmara, que vão decidir se ele entrará em votação.

'Livre arbítrio':

Comente agora
29
Abr
Após cinco meses presos, executivos da Lava Jato deixam prisão no Paraná
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:24h

Deixaram a cadeia nesta quarta-feira (29) os nove executivos de empreiteiras que estavam presos na sétima fase da Operação Lava Jato. Saíram da carceragem da Polícia Federal (PF) após cinco meses Ricardo Pessoa e Gerson Almada e os demais saíram do Complexo Médico-Penal de Pinhais. Todos eles serão transferidos do sistema de regime fechado para a prisãp domiciliar. Os empreiteiros são investigados por participar de um grupo, que, segundo o Ministério Público Federal (MPF), combinada preços e fraudava licitações da Petrobras. Enquanto os processos são julgados, os empreiteiros serão monitorados por uma tornozeleira eletrônica 24 horas por dia.

Comente agora
29
Abr
Deputado parabeniza Indonésia por execução de brasileiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:16h

Um dia depois de o brasileiro Rodrigo Gularte, condenado por tráfico de drogas, ter sido executado, o deputado Major Olímpio (PDT-SP) parabenizou o governo indonésio pelo cumprimento da pena."Ninguém comemora a morte, mas é um traste a menos na humanidade. E que outros países, inclusive o nosso, não perdessem o tempo em reprimendas em relação a país que tomam atitude", afirmou o deputado paulista. Olímpio, que é integrante da Bancada da Segurança Pública, também conhecida como bancada da bala, criticou os esforços brasileiros para tentar evitar a execução. "Quero cumprimentar o governo da Indonésia na pessoa do seu presidente, o Joko, por manter a postura firme e não ter cedido a apelos em relação à execução de criminosos hediondos, principalmente traficantes". Gularte foi o segundo brasileiro executado na Indonésia por tráfico de drogas. Antes dele, em janeiro deste ano, o instrutor de paraquedismo Marco Asher foi fuzilado. "Traficantes são pessoas que comercializam a morte. Fazem isso no nosso País o tempo todo levando a morte a milhares de jovens brasileiros", disse Olímpio. Pouco antes de Olímpio, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), da bancada evangélica, também comentou a pena imposta a Gularte. Para ele, se o brasileiro tivesse "se encontrado com Deus" antes, não teria de pagar esse "preço muito caro". "No corredor da morte ele se encontrou com Deus. E se seu corpo foi perdido, pelo menos sua alma está salva no céu. E que seja ele exemplo para todos os demais jovens", disse Feliciano. (Isto é)

Comente agora
29
Abr
Fusão entre PSB e PPS deve resultar em partido independente
Postado por: Anacley Souza / 12:56h

O partido que vai resultar da fusão entre PPS e PSB ainda não tem nome nem definiu sua posição diante do governo Dilma Rousseff. Mas, segundo os dirigentes das duas legendas, é certo que o novo partido será uma alternativa forte no campo da "esquerda democrática" e disputará as eleições municipais de 2016. A união entre as siglas ainda depende da deliberação em assembleia. As negociações para a fusão já haviam sido aprovadas pelo PPS. Nesta quarta-feira, a Executiva do PSB também aprovou a entrada no processo. O novo partido deve adotar uma linha majoritariamente independente em relação ao governo. "Você dê o nome que quiser, porque o PPS hoje é oposição e o PSB é independente. Mas não somos governo", disse nesta quarta o presidente do PPS, Roberto Freire. O líder do PSB na Câmara, Júlio Delgado (MG), afirma que a tendência é de que o novo partido adote uma postura de "independência tendendo para a oposição". O PSB é a parte mais importante da nova sigla. O partido tem 32 deputados, cinco senadores, cinco governadores, três governadores quatro prefeitos de capital. O PPS tem onze deputados, um senador e um prefeito de capital. Na Câmara, a nova bancada seria a quarta maior, atrás de PMDB, PT e PSDB. O PSB defende que o novo partido se chame PSB40, para reforçar a marca da legenda.

Comente agora
29
Abr
Renan cobra de Dilma posição a respeito de projeto da terceirização
Postado por: Samile Macedo / 12:48h

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), cobrou nesta quarta-feira (29) da presidente Dilma Rousseff uma posição a respeito do projeto da terceirização que tramita no Congresso. O projeto regulamenta a terceirização nas empresas e permite que terceirizados sejam contratados para trabalhar em postos relacionados à atividade-fim (atividade principal) e não somente para as atividades-meio (limpeza e segurança, por exemplo), como atualmente. Renan Calheiros é contra a terceirização nas atividades-fim. Na noite desta terça-feira, em São Bernardo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista a jornalistas que "tranquilamente" Dilma vetará o projeto. Nesta quarta, Renan Calheiros foi indagado a respeito da declaração de Lula e disse que a presidente precisa dizer "claramente" o que pensa sobre o projeto, apoiado por empresários, por parte das centrais sindicais e rejeitado por outra parcela dos sindicalistas e pelo PT, partido de Dilma. "Esse desfecho é de longo prazo, se vai vetar ou sancionar. Eu acho que o que se quer neste momento é que a presidente diga claramente o que ela pensa do projeto, da precarização, do direito do trabalhador. Isso que ela precisa falar", afirmou Renan Calheiros.

Comente agora
29
Abr
Dilma usará vídeos nas redes sociais para falar no 1º de Maio, diz ministro
Postado por: Samile Macedo / 12:11h

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou nesta quarta-feira (29) que a presidente Dilma Rousseff divulgará vídeos nas redes sociais na próxima sexta (1º) como forma de se manifestar sobre o Dia do Trabalho. Na última segunda-feira (27), o ministro havia informado que, pela primeira vez desde que assumiu a Presidência da República, em 2011, Dilma não fará o pronunciamento de 1º de Maio em cadeia nacional de rádio e TV. Ele negou que o motivo da decisão seja evitar um panelaço de protesto contra o governo, como o do último dia 8 de março, quando Dilma se manifestou sobre o Dia Internacional da Mulher. De acordo com Edinho Silva, os vídeos serão “curtos” e veiculados nas redes sociais da presidente no Facebook e Twitter ao longo da próxima sexta. Segundo o chefe da Comunicação Social, outros vídeos serão divulgados por meio do aplicativo Whatsapp. “Eu tenho o vídeo, passo para os meus contatos, que passam para os seus contatos, que passam adiante e, assim, o vídeo vai se replicando”, afirmou. 

Comente agora
29
Abr
Ministro admite que interrompeu obras por falta de recursos
Postado por: Samile Macedo / 11:52h

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, admitiu nesta quarta-feira (29) que a pasta sofre com a falta de recursos e que por isso teve de interromper obras que ainda estão sem previsão de recomeçar. Convidado a falar sobre os investimentos da pasta, na Comissão de Infraestrutura do Senado, o ministro disse que a grande preocupação hoje é ter recursos para manutenção de rodovias. “O problema mais sério que eu tenho é a 153 (Tocantins-Goiás). O que aconteceu? A Galvão (Engenharia), a concessionária, já aportou R$ 200 milhões e aguarda um financiamento de R$ 400 milhões do BNDES, que estava programado. Não preciso dizer a todos aqui que ela está envolvida na Operação Lava Jato, tendo sido cortado o referido financiamento”, disse o ministro adiantando que amanhã (30) haverá uma reunião no BNDES para tratar do assunto. Ao saber que haverá um jantar do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta quarta-feira com parlamentares, Antônio Carlos Rodrigues pediu que o senador Blairo Maggi (PR-MT), um dos que participará do encontro, “peça ao ministro socorro para os transportes”. Rodrigues destacou o impacto negativo do envolvimento de empreiteiras na Operação Lava Jato e do ajuste fiscal no setor.

Comente agora
29
Abr
Assembleia Itinerante agenda para 7 de maio sessão em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Samile Macedo / 11:03h

O município de Santo Antônio de Jesus vai receber uma sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no próximo dia 7 de maio, como continuidade do projeto Assembleia Itinerante. A resolução foi autorizada na sessão de terça-feira (28) da assembleia e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (29). As despesas decorrentes da sessão no interior do estado ocorrerão por conta das dotações consignadas ao Orçamento da Assembleia Legislativa. (BN)

Comente agora
29
Abr
Deputados do PT criticam Marta após saída: 'Cuspindo no prato que comeu'
Postado por: Samile Macedo / 09:27h

A concretização da saída de Marta Suplicy do PT já era esperada pelos membros do partido, mas ainda assim aumentou o descontentamento de deputados com a ex-prefeita de São Paulo. Ex-líder do PT na Câmara, o deputado Vicentinho (SP) classificou como lamentável o processo de saída de Marta, que fez duras críticas ao partido durante meses antes de anunciar sua desfiliação. "Ela está cuspindo no prato que comeu", resumiu. Outro petista a criticar Marta foi Paulo Teixeira (SP), que disse que, "com os ataques ao partido", a ex-prefeita de São Paulo tenta buscar "sustentação jurídica para não perder o mandato". Na avaliação de Teixeira, foram três os motivos para a saída de Marta do PT. "A minha impressão é que no próprio discurso dela estão os motivos. Ela sai por não ter sido candidata a prefeita, não ter sido candidata a governadora e por ter se distanciado da presidenta Dilma depois de chamar o 'Volta Lula'", afirmou. Paulo Teixeira minimizou o estrago causado pela saída da senadora e pelas críticas duras e contínuas ao PT. "Ela sai sozinha. Isso mostra que não há aquela grande base de descontentamento que ela fala", rebate o deputado. (Correio)

Comente agora
29
Abr
Dilma retoma modelo de concessões adotado no governo FHC
Postado por: Samile Macedo / 08:49h

O governo Dilma Rousseff (PT), que está enfrentando dificuldades de caixa, decidiu que vai reabilitar a ideia e cobrar, na nova etapa de privatização, pagamento pelas concessões de serviços públicos ao setor privado. O modelo é conhecido como outorga onerosa. Usado na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o receituário era criticado pela petista. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a proposta foi formalizada pela equipe do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no último sábado e seria uma forma de obter mais recursos para o cumprimento da meta fiscal e reequilibrar as contas públicas deste ano. A outorga onerosa está praticamente decidida nos setores de ferrovias e portos, mesmo com críticas de integrantes do ministério à proposta. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
29
Abr
Prefeito de Salvador anuncia equipes de suporte e locais de abrigos para vítimas da chuva
Postado por: Samile Macedo / 08:12h

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou, nesta quarta-feira (29), durante coletiva no Palácio Thomé de Souza, que está trabalhando em conjunto com o governo federal e do Estado para organizar quatro equipes para dar suporte às vítimas da chuva. Cada uma será composta por uma pessoa do Corpo de Bombeiros, quatro assistentes sociais, um engenheiro civil do município, um engenheiro da Conder, um caminhão do Exército para transporte dos bens e de uma van. "Portanto, garantindo que identificado problema no imóvel, a pessoa vai ter amparo do grupo que faz diagnóstico e faz transferência das pessoas e dos bens", disse Neto. O prefeito ainda anunciou que vai começar a operar com quatro equipes em duas áreas: Barro Branco e São Caetano.

Comente agora
29
Abr
Governador Rui Costa entrega assentamento a trabalhadores rurais em Prado
Postado por: Samile Macedo / 07:23h

O governador da Bahia, Rui Costa, vai entregar, na próxima quinta-feira (30), o Assentamento Jacy Rocha, com a imissão de posse a 272 famílias de trabalhadores rurais que vivem na antiga Fazenda Colatina, localizada na cidade de Prado, extremo-sul baiano. Além do governador, a cerimônia de entrega terá a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, do ministro da Defesa, Jaques Wagner, da presidenta do Incra, Maria Lúcia Falcón, e representantes da sociedade civil organizada. O Assentamento Jacy Rocha tem cerca de 30 mil hectares de terra. O investimento do governo federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi de R$ 25 milhões. O Assentamento Jacy Rocha tem cerca de 30 mil hectares de terra. O investimento do governo federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi de R$ 25 milhões. 

Comente agora
29
Abr
Clima esquenta e Félix Jr. chama Nilo de "desqualificado"
Postado por: Letícia Oliveira / 03:35h

Os atritos entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), e o presidente do PDT na Bahia, deputado Félix Mendonça Junior, começam a tomar proporções maiores com a proximidade das eleições para o novo mandatário da legenda no estado, prevista para ocorrer em junho deste ano. O desentendimento tem crescido porque Nilo estaria fazendo uma campanha com os colegas pedetistas para fragilizar Félix Jr. e sua reeleição à presidência da legenda. Nos bastidores políticos, há quem duvide que o presidente da Assembleia consiga emplacar a presidência do PDT, e, dessa forma, retornar a legenda para a base aliada do governador Rui Costa (PT). No estado, o PDT acabou com a aliança formal com o governo petista na Bahia, após Felix Jr. romper com o governador Rui Costa e se unir ao prefeito ACM Neto (DEM). A tendência é que o mesmo ocorra a nível nacional, após fortes críticas feitas esta semana pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, ao governo de Dilma Rousseff. “O PT roubou demais e se esgotou”, disse o Lupi no final de semana.

Comente agora
28
Abr
São Sebastião do Passé: Prefeito é denunciado por irregularidades na aquisição de medicamentos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:56h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta terça-feira (28), julgou procedente a denúncia feita pela vereadora Maria Nilza Santana da Mata contra o prefeito de São Sebastião do Passé, Janser Soares Mesquita, por irregularidades na aquisição de medicamentos e pela contratação da Cooperativa de Saúde e Serviços Hospitalares – COOPERSAÚDE, em 2014. O relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor, determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 357.200, com recursos próprios e uma multa de R$ 3 mil. A relatoria considerou irregular a contratação da empresa Medisil Comercial Farmacêutica e Hospitalar Ltda., com dispensa de licitação. O gestor também prorrogou, sem justificativas, o prazo para aquisição dos medicamentos de 45 para 60 dias. Em relação à contratação da empresa COOPERSAÚDE, o não cumprimento da liquidação, fase essencial da despesa pública, comprometeu a lisura do contrato, não permitindo que fosse analisada a prestação dos serviços prestados. Ainda cabe recurso da decisão. (BN)

Comente agora
28
Abr
Presidente do PMDB de S. A. de Jesus não descarta a possibilidade de empresário ser pré-candidato a prefeito pelo partido
Postado por: Samile Macedo / 14:05h

Em recente entrevista, o dirigente do Partido do Movimento Democrático (PMDB) na Bahia, Geddel Vieira Lima relatou que havia dialogado acerca da possibilidade de lançar algumas candidaturas em Santo Antônio de Jesus, revelando que o objetivo da filiação é colocar o maior número possível de candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas eleições do ano que vem. O nome do empresário e proprietário do posto Uirapuru, Clóvis Machado o qual ainda está em desligamento do PSDB (Partido Social da Democracia Brasileira), está sendo bastante comentado para assumir tal pré-candidatura. Acerca do assunto, o presidente do PMDB Geraldo Reis, conhecido como Geo de Peu relatou que Clóvis está vindo para o partido, atualmente saindo do PSDB e é um candidato em potencial para postular o cargo de administrador do município. “Qual partido em Santo Antônio de Jesus não gostaria de ter em seus quadros a figura do empresário Clóvis Machado, empreendedor bem sucedido, pessoa responsável e altamente sensível aos problemas da cidade, sempre procura ajudar, portanto ele é um forte nome, além de outros que também se configuram como pré-candidatos. Nas convenções vamos avaliar quem está em melhores condições para integrar a candidatura e se o diretório municipal achar por bem, nós iremos lançar um pretendente da filiação”, declarou à Rádio Recôncavo FM.

Empresário como pré-candidato a prefeito pelo PMDB? Geraldo descartou e ao mesmo tempo não negou a possibilidade de o empresário ser integrante do partido como presidente, pois segundo ele, para Machado ser um voluntário a pré-candidatura é preciso que ele continue dirigindo o partido, mas disse que não é presidente, está como tal, pois a partir do momento que as pessoas quiserem o contrário ele sairá e outros nomes surgirão. “Estou a cerca de dez anos presidindo o PMDB e já existe certo cansaço de nossa parte, mas queremos o crescimento do partido seja como presidente, filiado ou membro do diretório executivo. Se Clóvis quiser ser candidato estaremos para dar todo o apoio, não queremos ‘podar’ ninguém, portanto solicitamos àqueles que querem ser postulantes aos cargos que construam suas bases e o partido estará de braços abertos para ajudá-los”, finalizou. O entrevistado salientou ainda que o fato de o empresário não possuir algum mandato no PSDB facilita sua desfiliação do mesmo, visto que neste caso não entra a questão da fidelidade partidária (obrigação de que um político deve ter para com seu partido a desfiliação do mesmo poderá acarretar na perda do mandato). “48 horas após ele entregar a carta ao dirigente do PSDB estará apto para ser membro do PMDB e faço questão que a filiação seja feita em Salvador e Clóvis Machado, bem como os outros vereadores tenham a ficha abonada pelo presidente estadual Geddel, pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima para dar um caráter de importância muito grande ao ingresso dele bem como aos outros vereadores. Nossa amizade com Clóvis se estende por mais de 40 anos, ele é um amigo da família e sempre tivemos esse alinhamento político. Com certeza ele engrandecerá muito o PMDB do município. Se alguém chegar para ser candidato da filiação isso será feito sem dúvida, pois segundo ele o partido não costuma trair em sentido político, apesar de muitas vezes ter sido traído”, declarou.

Aliança com a oposição: Reis falou ainda que pretende conversar com o grupo do ex-prefeito Euvaldo Rosa para fortalecer as alianças políticas e colocar um possível postulante ao cargo de administrador municipal. “Se Clóvis for escolhido ele poderá fazer as articulação e também nós tentaremos atrair para nossa candidatura o maior número possível de partidos e discutir ideias, portanto estaremos abertos a diálogos com todos os partidos que quiser somar ao PMDB ou que queriam ver o mesmo incluído a outras candidaturas para que no momento de definição possamos sair com uma pretensão competitiva e com condições de vitória”, finalizou. 

  1. Redação: Voz da Bahia - Samile Macedo
Comente agora
28
Abr
Marta Suplicy é bom reforço para a oposição, diz Alckmin
Postado por: Samile Macedo / 12:53h

Nesta terça-feira, dia em que Marta Suplicy pediu oficialmente sua desfiliação do PT, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) se mostrou aberto a parcerias futuras com a ex-ministra. Em evento realizado em São Paulo, o tucano afirmou considerá-la uma liderança política importante e um bom reforço para a oposição. "É sempre positivo. Acho que ela é uma liderança importante, foi senadora por São Paulo, prefeita da cidade de São Paulo. Enfim, [a desfiliação] é uma decisão importante do ponto de vista político. Agora, parceria é um assunto do partido. É bom ouvir o presidente do PSDB. Historicamente, sempre tivemos candidatos à prefeitura de São Paulo. É a maior cidade do País", disse. Questionado se ela seria um bom reforço para a oposição, respondeu positivamente: "Sim. Claro que é". Marta, que deve disputar a prefeitura da capital paulista em 2016 contra o petista Fernando Haddad, está sem sigla definida. O mais cogitado é uma suposta filiação ao PSB, partido de Márcio França, vice de Alckmin. O governador comentou ainda os recentes pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Para ele, o esquema de pagamento de propinas descoberto na Petrobras "não é um caso isolado" e a retirada da petista do poder não deve ser o foco da discussão sobre corrupção. 

Comente agora
28
Abr
Em vídeo, Marta Suplicy diz que PT se contaminou com poder; veja
Postado por: Samile Macedo / 12:28h

Em vídeo publicado nesta terça-feira (28) em seu perfil no Facebook, a senadora Marta Suplicy (SP), que anunciou mais cedo desfiliação do PT, afirmou que o Partido dos Trabalhadores se desviou do caminhou e se contaminou com o poder. A parlamentar disse deixar o partido para continuar seguindo caminho que ela descreve como sendo de “luta para a justiça social”. “Eu ajudei a fundar o PT há mais de 30 anos. E eu me orgulho de ter estado nessa luta para ajudar a vida dos mais pobres no país. Mas o PT acabou se desviando do caminho e se contaminando com o poder”, diz Marta. “E eu quero dizer pra vocês que eu nunca me desviei dos meus valores, dos valores que meus pais me ensinaram e que eu criei meus três filhos", completa. Marta Suplicy entregou na manhã desta terça-feira (28), ao diretório municipal do PT em São Paulo, sua carta de desfiliação à legenda, informou a assessoria petista. A parlamentar de São Paulo tem mantido contatos com PSB, PDT e PPS nos últimos meses, mas ainda não anunciou para qual sigla deverá migrar.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com