As comentadas


Bom dia , Terça-feira, 21/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

07
Set
Candidatos travam briga judicial em redes e portais
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:58h

As mídias online estão sob os holofotes nas disputas judiciais relacionadas às eleições. Na Bahia, por exemplo, DEM e PT já travaram uma curiosa batalha por direito de resposta no Facebook. A ferramenta Eleição Transparente, um projeto da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o Google Brasil, contabilizou, até a última sexta-feira, 5, 95 ações na Justiça que tentam proibir informações sobre candidatos. Dessas, 75 são diretamente contra o Google. Do total, 55 pedem a retirada de conteúdo do YouTube, plataforma para veiculação e compartilhamento de vídeos. Em relação à Bahia, a ferramenta tem até agora cinco ações contabilizadas. Elas foram movidas pelo PT (3), PMDB (1) e PSB (1). "O projeto surgiu da observação de que em período eleitoral existe aumento das solicitações de remoção de conteúdo e proibições para que jornais ou sites divulguem informações sobre candidatos", diz Guilherme Alpendre, secretário executivo da Abraji. Como o Google é um buscador, ele acaba indexando os mais variados conteúdos postados na Internet. Por isso, a empresa é o principal alvo de quem tenta barrar informação incômoda. O projeto da Abraji conta também com a colaboração de empresas de comunicação para abastecer o sistema de informações. "Os advogados das empresas recebem login e senha para inscrever as informações na nossa base de dados", aponta Alpendre. De acordo com ele, a preocupação da Abraji é monitorar a prática de censura. Há ações, por exemplo, destinadas a impedir a divulgação de pesquisas eleitorais. 

Adaptação:

Comente agora
07
Set
Rui pede que o povo compare, para votar "na melhor estrada"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:27h

Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, pediu, em Jaguaquara, que antes de votar a população faça uma comparação entre o projeto político que representa, liderado no Estado pelo governador Jaques Wagner e no plano federal pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff, e o grupo do ex-governador Paulo Souto, “verifique quem fez mais pela Bahia e será fácil ver quem realmente está produzindo uma real transformação em favor dos baianos”. Ao participar de comício naquele município, tendo ao lado o governador Jaques Wagner e seus companheiros de chapa majoritária, Otto Alencar, candidato a senador, e João Leão, candidato a vice-governador, Rui lembrou que nesta eleição estão em disputa dois projetos políticos bem distintos e pediu que os eleitores: “Comparem as duas estradas e vejam qual é a mais segura e que leva a um futuro melhor”.

Comente agora
07
Set
Paulo Souto vai aproximar Alagoinhas do Litoral Norte
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:23h
“O Litoral Norte vai ficar mais perto de Alagoinhas”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, ao anunciar a proposta de completar a ligação da cidade com a Linha Verde (BA-099). “Vamos pavimentar o trecho da BA-505, que liga Itanagra até a BA-506, e facilitar o acesso do povo alagoinhense e da região às belas praias do Litoral Norte”, disse ele, durante o desfile de 7 de setembro, que acompanhou no município, ao lado dos companheiros de chapa, Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), na manhã deste domingo (07). O trio depois foi a Inhambupe. Lembrando com orgulho de ter inaugurado o polo de bebidas de Alagoinhas, quando trouxe a Schincariol para a cidade, desconcentrando da Região Metropolitana de Salvador as indústrias do setor e levando-as para o interior, Paulo Souto destacou que a iniciativa deu certo e hoje a cidade já conta com outros empreendimentos fabris do mesmo porte. “Vamos trabalhar para atrair novos investimentos que continuem a promover o desenvolvimento social e econômico de Alagoinhas e região”.
Comente agora
07
Set
Vazar delação é desespero para 'mudar rumo' da eleição, diz ministro
Postado por: Anacley Souza / 15:19h

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou neste domingo (7) que o vazamento de informações da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa é uma tentativa de "mudar o rumo" da campanha eleitoral. Na visão do auxiliar da presidente Dilma Rousseff, as denúncias que envolvem políticos da base governista não serão capazes de interferir no "destino da eleição". "Acho que estão tentando usar essa delação premiada [de Paulo Roberto Costa], a notícia parcial de vazamento não confiável, para tentar, um pouco no desespero, mudar o rumo da campanha. Vazamento sempre é condenável, porque pode ter sido por advogado de réu para proteger algum réu e prejudicar outro", disse Carvalho ao final do desfile cívico-militar que celebrou, em Brasília, os 192 anos da proclamação da Independência. Acho que estão tentando usar essa delação premiada [de Paulo Roberto Costa], a notícia parcial de vazamento não confiável, para tentar, um pouco no desespero, mudar o rumo da campanha".

Comente agora
07
Set
Salvador: Desfile da Independência do Brasil é marcado por climão entre prefeito e governador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:17h

O 192° aniversário da Independência do Brasil neste domingo (7) foi marcado por clima tenso entre o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito de Salvador, ACM Neto. Os dois têm andado trocando farpas enquanto seus correligionários, Rui Costa e Paulo Souto, respectivamente, disputam o posto no Palácio de Ondina. Após o momento cívico do hasteamento das bandeiras, os dois conderem entrevistas para os jornalistas. Wagner negou que a delação do ex-diretor da Petrobras sobre políticos que receberam propina da empresa petrolífera possa afetar a campanha de Dilma Rousseff (PT). Já Neto disse que Aécio Neves (PSDB) vai subir na pesquisa por conta da delação.

Troca de farpas

Comente agora
07
Set
Planalto teme prejuízo à campanha de Dilma após lista de delação
Postado por: Anacley Souza / 11:13h

As revelações feitas por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, provocaram apreensão no comando da campanha da presidente Dilma Rousseff e no Palácio do Planalto. Embora o discurso oficial seja o de minimizar as denúncias feitas por Costa, sob o argumento de que ele não apresentou provas, ministros e dirigentes do PT temem que o escândalo empurre Dilma para uma agenda negativa, a menos de um mês da eleição. A presidente foi surpreendida na sexta-feira com o teor da delação premiada de Costa, que acusou três governadores, seis senadores, um ministro e pelo menos 25 deputados de cinco partidos, incluindo os do PT e do PMDB, de receberem dinheiro desviado da Petrobrás. Pediu informações ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mas ele não teve acesso ao depoimento de Costa. Contrariada com Cardozo, Dilma convocou então uma reunião de emergência, no Palácio da Alvorada, com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para avaliar o impacto das denúncias em sua campanha.

Um comentário
07
Set
Herdeira do Itaú doou R$ 1 milhão para instituto de Marina em 2013, diz jornal
Postado por: Anacley Souza / 09:53h

De acordo com a Folha de São Paulo, a herdeira do banco Itaú e atual coordenadora do programa de governo da candidata à Presidência Marina Silva, Maria Alice Setubal, Neca, em 2013, doou cerca de R$ 1 milhão ao instituto que a socialista fundou para desenvolver projetos de sustentabilidade em 2011. Segundo a matéria da Folha, a 'merreca' representou 83% dos custos da entidade, no qual bancou todo o funcionamento do instituto, que só recebeu duas doações em 2013. A doação pagou funcionários, manutenção, impostos e aluguel do local. À reportagem, Neca negou que sua doação seja a maior recebida pela entidade. "Tenho como princípio ajudar as menores e as que estão começando", disse ela. Segundo a campanha da presidenciável, além do Itaú, o instituto teve doações de Gisela Moreau e Mariana Moreau, duas participantes da fundação da Rede. Os valores não foram divulgados.

Comente agora
07
Set
Candidatos prometem desde praia perto de Brasília até um aerotrem de 500 km
Postado por: Anacley Souza / 09:16h

Faltando menos de 30 dias para as eleições, candidatos a governos estaduais têm se notabilizado em fazer promessas polêmicas ou que dificilmente serão cumpridas. Dentre elas, está a tentativa de “trazer a praia para Brasília”, instituir internet banda larga gratuita em cidades onde nem sequer há sistema de telefonia celular e até construir um monotrilho de 500 quilômetros, doze vezes maior que o maior monotrilho do mundo. No Distrito Federal, o candidato do PSDB, Luiz Pitiman, provocou alvoroço entre os brasilienses ao prometer trazer a “praia para mais perto de Brasília”. A ideia de Pitiman é interligar rodovias entre o Distrito Federal e a Bahia para reduzir a distância de 1,5 mil quilômetros entre Brasilia e Porto Seguro para aproximadamente 700 km. O candidato afirma que a estrada já existe, mas precisaria ser asfaltada. No entanto, existem trechos que passam pelos Estados de Minas Gerais e Goiás, e que estão fora da jurisdição de Pitiman. Ele afirma que contaria com o apoio do candidato Aécio Neves (PSDB), para que esses trechos fossem também asfaltados. “É uma proposta viável e mais barata do que se imagina”, defende ele. No Paraná, o candidato ao governo Geonísio Marinho (PRTB) promete construir um monotrilho que ligaria Curitiba a Foz do Iguaçu. O monotrilho teria pelo menos 500 quilômetros. Atualmente, o maior monotrilho em funcionamento do mundo está em Chongqing, na China, e tem 39,1 km. Distância doze vezes menor que a proposta do monotrilho curitibano.

Comente agora
06
Set
Candidato a deputado, Marco Prisco é proibido de votar
Postado por: Anacley Souza / 15:15h

Nem o deputado Paulo Maluf, nem o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, notórios fichas-sujas, estão tendo tanta dificuldades para fazer a campanha eleitoral deste ano quanto o vereador Marco Prisco, candidato a deputado estadual pelo PSDB da Bahia. Devido às restrições impostas pela 17ª Vara Federal na Bahia, Prisco corre o risco de não poder votar em si próprio no pleito. Isso porque a Justiça determinou que nos fins de semana e feriados ele está proibido de sair de casa. Como a eleição é no domingo, não poderia comparecer ao local da votação. A Justiça determina ainda que ele não pode ficar na rua após as 20 horas de segunda a sexta-feira. Prisco está sendo processado com base na Lei de Segurança Nacional por ter liderado a greve da Polícia Militar baiana de 2012 como presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra). Mas ele foi preso em abril deste ano ao comandar nova paralisação da polícia e negociar o fim do movimento com o governo do estado. O pedido de prisão foi determinado pela 17ª Vara Federal, e o vereador levado para o Presídio da Papuda, em Brasília, onde passou 45 dias, até sua prisão ser revogada. Prisco não teve problema com o registro de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral porque seu processo não transitou em julgado (ou seja, ainda cabem recursos), mas as restrições do processo na Justiça Comum o impedem de fazer campanha como os outros candidatos.

Comente agora
06
Set
População de Muritiba questiona show de Lazaro; cantor é candidato
Postado por: Anacley Souza / 14:35h

Nas redes sociais, algumas pessoas comentam o fato de Lázaro ser escolhido como atração principal, já que o cantor também é candidato a deputado federal pelo Partido Social Cristão (PSC). Porém, em 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que candidato político que é cantor pode exercer a profissão em período eleitoral. A consulta, na época, foi requerida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), para esclarecer dúvida surgida em função da proibição da realização de showmícios de candidatos durante as campanhas eleitorais. No entendimento dos ministros, a legislação eleitoral não pode impedir que o candidato exerça sua profissão. Então, a apresentação em shows normais está liberada aos profissionais da música. O que não pode acontecer é a alusão à candidatura, ou seja, o cantor ou apresentador do evento não pode mencionar a candidatura de Lázaro ou à campanha eleitoral, ainda que em caráter subliminar?. De acordo com a decisão do TSE, qualquer abuso será punido na forma da lei.(Tribuna)

Comente agora
06
Set
Marina Silva cumpre agenda na Bahia neste sábado (6)
Postado por: Anacley Souza / 14:06h

A candidata à presidência da República Marina Silva (PSB) desembarcou por volta das 8h deste sábado (6), no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista. Acompanhada do seu candidato a vice, Beto Albuquerque, Marina seguiu logo em seguida para Brumado, onde cumpre agenda até o meio-dia. A candidata ao governo da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, e a candidata ao senado, Eliana Calmon, também estiveram presentes na caminhada que aconteceu pela manhã em Brumado. À tarde, Marina Silva retornará à Vitória da Conquista, onde participará de um comício na Praça Barão do Rio Branco.(Correio)

Comente agora
06
Set
Eleições podem terminar no primeiro turno em 15 Estados, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 11:46h

Pesquisas eleitorais realizadas em todo o Brasil e divulgadas nos últimos dias apontam a possibilidade de as eleições terminarem no primeiro turno em pelo menos 15 Estados, conforme levantamento do iG. Pelos números, o Ibope apontou possibilidade de vitória no primeiro turno em locais como Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Acre, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba. O Vox Populi também apontou possibilidade de encerramento da disputa no primeiro turno no Tocantins. No Maranhão e Piauí também existem chances das eleições serem encerradas no dia 5 de outubro, mas os dados foram levantados por institutos locais de pesquisa.Esse quadro ocorre em São Paulo, Amazonas, Tocantins e Maranhão. Em São Paulo, o atual governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera com 47% das intenções de voto, contra 23% de Paulo Skaf (PMDB) e 7% de Alexandre Padilha (PT) segundo o Ibope. Os oito concorrentes de Alckmin, juntos, somam 33% das intenções de voto. Ainda conforme o Ibope, no Amazonas, ex-líder do PMDB no Senado Eduardo Braga (PMDB) lidera com 52% das intenções de voto contra 24% de José Melo (Pros) e 3% dos candidatos Chico Preto (PMN) e Marcelo Ramos (PSB).

Comente agora
06
Set
Marina muda estratégia e decide reagir a ataques
Postado por: Anacley Souza / 11:22h

A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, decidiu mudar a estratégia e vai responder aos ataques feitos pelos adversários no programa eleitoral. Na quinta-feira, a ex-senadora afirmou horário eleitoral que não usaria o pouco tempo do programa para rebater as acusações. A decisão veio depois da intensificação das críticas ao programa da ex-senadora, segundo às quais o pré-sal, xodó da presidente Dilma, foi escanteado. O que mais irritou a candidata foi reportagem publicada pelo jornal O Dia nesta sexta-feira irritou a presidenciável. O texto afirmava que a candidata é favorável à divisão dos royalties do petróleo com Estados não-produtores, tema delicado para o Rio de Janeiro, um dos principais Estados produtores. "Tudo o que está sendo dito no Rio de Janeiro nesse momento é uma onda de boatos e mentiras pelo medo que os nossos adversários têm dessa forma espontânea como a sociedade brasileira está fazendo de forma cívica e cidadã a nossa campanha", afirmou. Nesta semana, a candidata foi alvo de um programa do PT que a comparava com os ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello. A presidente Dilma Rousseff tem repetido em seus discursos que Marina é contra o pré-sal. O assunto foi discutido em reunião de conselho político dos partidos da coligação Unidos pelo Brasil, encabeçada pelo PSB. O encontro, realizado na noite desta sexta-feira em São Paulo, durou cerca de três horas. Ao deixar o comitê, Marina foi ao estúdio para gravar o programa ao lado de seu vice, Beto Albuquerque. (Revista Veja)

Comente agora
06
Set
Valores de doações das campanhas na Bahia só serão divulgados hoje
Postado por: Anacley Souza / 09:08h

Dois dos três principais candidatos ao governo da Bahia declararam ter arrecadado, juntos, cerca de R$ 8,1 milhões, na segunda prestação de contas de campanha, feita até o último dia 2 de setembro. Na primeira parcial, os três primeiros colocados nas pesquisas anunciaram uma arrecadação de R$ 3,96 milhões. Os dados relativos à segunda parcial, incluídos os doadores das campanhas, só serão divulgados neste sábado, 6, pela Justiça Eleitoral. Os valores, porém, foram antecipados pelas coordenações de campanha de Paulo Souto e Lídice da Mata. O único partido que não informou à reportagem arrecadação e gastos foi o PT, do candidato Rui Costa. Souto declarou ter arrecadado R$ 5,6 milhões na segunda parcial da prestação de contas, de acordo com sua coordenação de campanha. Anteriormente, havia informado uma receita de R$ 1,55 milhão. Já as despesas passaram de R$ 480.870 para R$ 4,2 milhões. Lídice da Mata (PSB), por sua vez, anunciou agora uma arrecadação de R$ 2,5 milhões.

Comente agora
06
Set
Em comício, Paulo Souto garante projeto para regenerar a vegetação da caatinga
Postado por: Anacley Souza / 08:59h

O programa Sertão Vivo, que visa restaurar e regenerar a vegetação da caatinga, foi uma das promessas do candidato ao governo do estado Paulo Souto (DEM) feita em comício nesta sexta-feira (5) na cidade de Rui Barbosa, centro norte baiano. Souto também se comprometeu a atrair indústrias para o interior do estado e rechaçou o boato de que sua eleição resultaria no fechamento da indústria na cidade. Ao assegurar à população da cidade a ampliação do sistema de abastecimento de água da região, não deixou de criticar a gestão petista na Bahia, há oito anos sob o comando de Jaques Wagner. “O governo do PT não foi capaz de fazer nada, nenhuma barragem. Mas vamos trabalhar para garantir também pontos de águas aos pequenos produtores para suas necessidades de abastecimento humano e animal”, disse. O candidato também não deixou de considerar uma “vergonha” a piora no índice do Ministério da Educação que classifica a qualidade do ensino médio na Bahia, divulgada nesta sexta-feira (5). (Bahia Notícias)

Comente agora
06
Set
Dilma convoca reunião de emegência para avaliar delação do ex-diretor da Petrobras
Postado por: Anacley Souza / 08:51h

Após o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa entregar os nomes dos políticos envolvidos com corrupção na empresa petrolífera à Justiça, a presidente Dilma resolveu convocar uma reunião de emergência no Palácio da Alvorada para avaliar o teor da denúncia. De acordo com o Estadão, assim que desembarcou no final da tarde da última sexta-feira (5), em Brasília, a presidente chamou todos e avaliou que até aquele momento as informações com os nomes das pessoas que estavam sendo citadas eram as mesmas que circulavam nos bastidores, como o do baiano Luiz Argôlo (SD). Em uma lista divulgada pelo blog do jornalista Ricardo Noblat na manhã deste sábado (6), Argôlo não aparece. O único baiano delatado é o deputado Mario Negromonte (PP), ex-ministro das Cidade. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
06
Set
Rui Falcão diz que vitória de Dilma vai 'preparar' volta de Lula em 2018
Postado por: Anacley Souza / 07:36h

Em encontro com outros dirigentes do partido em São Paulo nesta sexta-feira (5), o presidente do PT, Rui Falcão, disse que a reeleição da presidente Dilma Rousseff das eleições deste ano servirá para "preparar" a volta de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa de 2018. A declaração foi feita na presença do próprio ex-presidente. "É grande a nossa responsabilidade, não só eleger o Padilha, como também eleger a Dilma para continuidade nesse processo e preparar a volta do Lula em 2018", afirmou Rui Falcão, sob aplausos de prefeitos, parlamentares e ministros do governo. Afirmação semelhante foi feita pelo presidente do diretório do PT de São Paulo, Emídio de Souza, que disse que "o caminho mais curto para o Lula ser candidato à presidente em 2018 é a reeleição da Dilma". Ele também pediu aos militantes que não tenham vergonha de usar a estrela do PT e de defender o governo Dilma. As declarações foram feitas em evento fechado com integrantes do PT na capital paulista para alavancar a candidatura de Alexandre Padilha ao governo estadual. Participaram do ato dirigentes e políticos eleitos do partido.

Comente agora
05
Set
Advogado de Ataliba alega que julgamento do TCM foi irregular
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:49h

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) indeferiu a candidatura de Silvio Ataliba (PT) a candidato estadual nesta sexta-feira (5) com base na Lei da Ficha Limpa, por ter contas reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) durante seu período como prefeito de Maragogipe, porém o advogado do petista contesta a condenação. De acordo com Neomar Filho, o gestor não foi intimado a se defender, o que torna o julgamento nulo. "De outro lado, não é possível entender pela inelegibilidade do candidato, tendo em vista que quando do julgamento das contas a Câmara de Vereadores não identificou nenhum ato configurador de irregularidade insanável com conotação dolosa de improbidade administrativa, o que coloca o candidato elegível para a disputa do próximo pleito. Dessa forma, foi interposto o recurso cabível em face da decisão do TRE baiano", afirmou o advogado. (BN)

Comente agora
05
Set
Marcos Mendes propõe criação de polo industrial em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:36h

O candidato ao governo do estado pelo PSOL, Marcos Mendes, propôs a criação de um polo industrial de cooperativas para o Recôncavo baiano nesta sexta-feira (5). Em campanha em Santo Antônio de Jesus com o candidato a vice, Ronaldo Santos, Mendes defendeu a proposta, que, através de sistema humanizado de cooperativas de micro e médio portes no Recôncavo baiano, promoveria geração de emprego e renda para os pequenos agricultores familiares e comunidades tradicionais da região. “Somos favoráveis à criação de cooperativas de calçados, que gerem empregos e pagam melhores salários, através de uma política de economia solidária”, disse o postulante. (BN)

Comente agora
05
Set
Não uso minha fé com fins políticos, diz Marina Silva
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:41h

A candidata Marina Silva voltou a negar que mistura religião e política. Mesmo sendo fiel da igreja Assembleia de Deus, a presidenciável garante que seu posicionamento religioso não interfere na sua forma de fazer política. “Não faço de palanques púlpitos nem de púlpitos, palanques”, garante a candidata do PSB. “Minhas decisões políticas são elaboradas, discutidas e implementadas nos espaços da institucionalidade da política”. O tema vem sendo debatido na imprensa desde o sábado (30) quando o PSB alterou o plano de governo nas propostas que se referiam aos direitos dos homossexuais. Muitos acusaram a ex-senadora pelas mudanças, o que ela precisou explicar para se eximir da culpa. Marina deixou claro que a Bíblia é a base de sua fé e que exercê-la é um direito de ordem pessoal garantido pela Constituição. “Apenas aqueles que se pautam pela intolerância religiosa encaram esse direito como elemento que conspira contra o Estado laico e Estado de Direito”, se defendeu. O presidente da República, segundo Marina, também tem o direito de ter sua crença religiosa. “O presidente tem direito de vivenciar espaços de sua vida num ambiente restrito à sua pessoalidade sem a obrigatoriedade de compartilhar essa experiência com a chamada opinião pública”. (Com informações Folha de SP)

Comente agora
05
Set
Três ministros tiram férias para se dedicar à campanha de Dilma
Postado por: Anacley Souza / 16:42h

Ao menos três ministros passarão a se dedicar a partir da próxima semana exclusivamente à campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição. Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) entrará de férias a partir da próxima semana, Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) tirará licença e Paulo Bernardo (Comunicações) entrou de férias nesta quarta-feira (3). Todos eles se dedicarão nos próximos 30 dias, que antecedem às eleições, a dialogar com setores específicos para tentar atrair mais votos à candidata petista. Já o ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) avalia deixar o comando da pasta para atuar exclusivamente no comitê de campanha da presidente Dilma em São Paulo. Berzoini faz parte do Comitê Político, composto pelos presidentes dos nove partidos que compõem a coligação de Dilma, e decidirá nos próximos dias qual decisão irá tomar. Membro do Diretório Nacional do PT, o ministro se reuniu com dirigentes da legenda e da campanha de Dilma nesta sexta em São Paulo. l Ao chegar ao encontro, Ricardo Berzoini confirmou que alguns ministros se dedicarão exclusivamente à campanha de Dilma mas que ainda não decidiu se deixará o cargo.

Comente agora
05
Set
PEN substitui candidato a senador pela 2ª vez nessa eleição
Postado por: Anacley Souza / 14:59h

Após o indeferimento da candidatura de Addson Gomes, o PEN registrou um novo candidato ao Senado as eleições 2014: Marcelo Evangelista. O candidato apareceu pela primeira vez na propaganda eleitoral desta sexta-feira (5) e é o terceiro postulante a senador do PEN desde o início da campanha eleitoral. No instante do registro da chapa majoritária, em coligação com o PRTB, de Rogério Da Luz, o partido inscreveu Idalba Oliveira, que renunciou para ser suplente de Addson. Também indeferida como suplente, Idalba foi substituída por Mariana Nuno. O 2º suplente da chapa, Mario Cesar, também acabou indeferido pela Justiça Eleitoral e foi substituído por Zezilda Rangel. Os últimos registros ainda não foram julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Comente agora
05
Set
Dilma é vaiada antes de evento em seu berço político
Postado por: Anacley Souza / 14:26h

A presidente-candidata Dilma Rousseff foi recebida sob forte vaia por um grupo de grevistas do Judiciário Federal na manhã desta sexta-feira em Esteio, no Rio Grande do Sul, Estado que é berço político da petista. Os manifestantes reivindicam reajuste salarial e creditam a Dilma a responsabilidade pelo congelamento de suas remunerações. "Dilma a culpa é sua. Trabalhador na rua", gritaram. Os protestos logo foram abafados por militantes pró-Dilma, que imediatamente a aplaudiram. Ao lado do governador Tarso Genro, Dilma faz uma visita a Expointer, tradicional feira de agronegócio, nesta manhã. O tucano Aécio Neves também visitará o evento nesta sexta. Marina Silva esteve na feira na tarde desta quinta-feira. (Revista Veja)

2 comentários
05
Set
TRE barra três registros de candidatura
Postado por: Anacley Souza / 13:27h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu nestas eleições três pedidos de registro de candidatura com base na Lei Complementar nº 135/2010, a Lei da Ficha Limpa. Os candidatos José Carlos de Jesus Rodrigues (Zé Carlos da Pesca), do PRB, e Silvio José Santana Santos (PT) tiveram seus pedidos negados por terem sido condenados por ato doloso de improbidade administrativa, enquanto que, Adalberto Lélis Filho (PMDB), foi punido por crime eleitoral. Dos 1.091 pedidos de registros que deram entrada na Corte, um total de 181 foi negado pelo TRE-BA por diversos motivos. Ao todo, 839 candidaturas foram aprovadas. O último registro a ser apreciado pelo Tribunal, o da candidata a deputada estadual Karla Sepulveda (PPS), foi julgado na quarta-feira (4), encerrando a fase de julgamentos dos registros de candidatura na Bahia. No entanto, há ainda recursos a serem analisados e novas solicitações poderão ser pleiteadas até 20 dias antes das eleições nos casos de renúncia e substituição de candidatos que concorrem na disputa majoritária, conforme estabelecido na Resolução 23.405/2014, do TSE. (Bocão News)

Comente agora
05
Set
PPLÊ denuncia candidato a deputado por intolerância religiosa no Ministério Público Eleitoral
Postado por: Letícia Oliveira / 11:56h

O Partido Popular de Liberdade de Expressão Afro-Brasileira na Bahia (PPLÊ) apresentou uma denúncia de intolerância religiosa ao Ministério Público Eleitoral da Bahia. De acordo com a executiva provisória do partido, ocorre uma “total demonstração de intolerância religiosa” nos preparativos para as eleições gerais deste ano no estado. A denúncia foi protocolada na Procuradoria Eleitoral na última sexta-feira (29), e ainda está sob analise do órgão para saber se a denúncia será levada adiante na Justiça Eleitoral. O PPLÊ afirma que o candidato a deputado federal Presbítero Elionai Muralha, do PRTB, “em nome da fé cristã”, propõe o “fim da exposição de Orixás em lugares públicos, com a retirada de imagens de Divindades do Candomblé (Orixás) do Dique do Tororó, (pátio e entrada da sede dos) Correios da Pituba e Centro Cultural Mãe Mirinha de Portão, em Lauro de Freitas, numa total demonstração de intolerância religiosa, contribuindo enormemente para propagação do ódio religioso”. O partido pede que o MPE solicite à Justiça a retirada da propaganda do candidato dos meios de comunicação, como rádios, TVs, jornais, placas entre outros. O pedido foi assinado pelo secretário de Organização do PPLE-BA, Edmilson Sales Santos, e entregue ao procurador regional eleitoral da Bahia, Ruy Nestor Bastos Mello. (BN)

Comente agora
05
Set
Marina: há ‘situação de quase desespero’ de adversários
Postado por: Letícia Oliveira / 11:17h

A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) disse nesta sexta-feira que está sendo perseguida pelo PT e pelo PSDB por causa do seu crescimento nas pesquisas de intenção de voto. Em entrevista à CBN, Marina disse que seus adversários vivem “situação de quase desespero” e que a atitude da campanha da presidente Dilma Rousseff, de abrir investigação sobre a renda que obteve com palestras nos últimos anos, é uma tentativa de criar “factoides”. “É um factoide criado pela campanha da presidente Dilma”, afirmou Marina. “Sempre foi uma demanda espontânea, nunca tive tabela (de preços) para as minhas palestras”, disse a candidata ao alegar que já fez palestras por R$ 1 mil. Segundo Marina, depois de ter deixado o cargo de ministra do Meio Ambiente no governo Lula, ela passou a trabalhar com o que sabe, que é a “defesa do desenvolvimento sustentável”. “Está acontecendo uma atitude lamentável, uma verdadeira perseguição. Estão vasculhando a minha vida em todos os lugares”, disse a candidata, que defendeu seu direito a ter uma atividade profissional.

2 comentários
05
Set
Prisco não poderá votar em si mesmo nas próximas eleições
Postado por: Letícia Oliveira / 10:49h

O soldado Prisco (PSDB) é o único candidato em solo nacional que concorre a um cargo público e não poderá votar em si mesmo nas próximas eleições. Isso porque as restrições impostas pela Justiça, desde as mobilizações que buscavam melhores condições de trabalho para os policiais militares em 2014, o impossibilita de sair de casa depois das 20 horas, nos finais de semanas e feriados. "Como as eleições ocorrem num domingo, Prisco, mesmo candidato a cargo público, não poderá votar em si e participar do processo de apuração.  Até mesmo os presos provisórios podem exercer o direito constitucional de voto", reclamou a advogada do candidato, Marcelle Maron. Conforme explica a advogada, mesmo após os argumentos que embasaram o pedido de prisão de Prisco por 60 dias ter caído por terra (manuntenção da ordem pública durante a Copa do mundo no Brasil), o procurador-geral da república, Rodrigo Janot, continua a pedir a prisão do candidato.  "Não existe mais qualquer motivo para prisão. Como se não bastassem as restrições, querem que Prisco concorra ao cargo público atrás das grades? Não faz sentindo!", reclamou a advogada. (Bocão News)

Um comentário
05
Set
Duas construtoras e um frigorífico bancam 39% da campanha presidencial
Postado por: Letícia Oliveira / 10:44h

A Construtora OAS, o frigorífico JBS e a Construtora Andrade Gutierrez são os três principais financiadores da campanha até o momento, de acordo com a segunda prestação parcial de contas apresentada pelos candidatos à Justiça Eleitoral. Juntas, as três empresas doaram quase R$ 64 milhões, 39% do total de recursos que entrou na contabilidade oficial dos três principais concorrentes ao Planalto. As doações das três maiores beneficiaram principalmente a presidente Dilma Rousseff (PT), que disparou no ranking de arrecadação. Depois de sair atrás de Aécio Neves (PSDB) no primeiro mês de campanha, ela se recuperou na segunda parcial da prestação de contas, cujo prazo para entrega se esgotou na terça-feira. No total, a petista já arrecadou R$ 123,6 milhões até agora – cerca de cinco vezes o valor declarado pelas contas da campanha presidencial do PSB, partido de Marina Silva, sua principal adversária. Dilma arrecadou sozinha mais da metade dos cerca de R$ 200 milhões declarados por todos os presidenciáveis nas duas parciais entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes das eleições. Em segundo lugar vem Aécio, com R$ 44,5 milhões. Marina Silva ainda não tem registros de doações em seu nome, pois sua candidatura ainda precisa ser deferida pelo TSE. O total arrecadado na conta do ex-candidato do PSB Eduardo Campos e em seu comitê chega até agora a R$ 24 milhões.

Um comentário
05
Set
TSE livra Dilma de multa por conversa com internautas em julho deste ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:08h

Um pedido de multa contra a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) por conduta vedada a agentes públicos nas eleições foi engada nesta quinta-feira (4) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em votação, a maioria dos ministros entenderam que a petista não cometeu irregularidade alguma ao conversar virtualmente, através do Facebook, com internautas para falar sobre o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. O bate-papo aconteceu em julho deste ano. O pedido de aplicação de multa entre R$ 5 mil e R$ 100 mil foi feito por meio de uma ação proposta pela coligação Muda Brasil, encabeçada pelo tucano Aécio Neves (PSDB). A coligação alegou que a estrutura do Palácio da Alvorada foi usada no horário de expediente e envolveu o vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, além do PT.(Metro1)

Comente agora
05
Set
"A maioria deposita confiança em mim", comemora Paulo Souto
Postado por: Letícia Oliveira / 08:03h
O candidato ao governo do estado da Bahia, Paulo Souto (DEM), comemora o resultado da pesquisa eleitoral do Instituto Sensus, divulgada pela TV Aratu, na noite desta quinta-feira (04). Com 43%, Souto aparece com quase o triplo das intenções de voto do adversário petista Rui Costa, que teve 16%. Além disso, o democrata aparece quatro vezes mais que os 9% de Lídice da Mata. O somatório dos outros três oponentes atingiu 3% no levantamento. Brancos, nulos e indecisos: 28%. Se a eleição fosse hoje, Paulo Souto teria 60% dos votos válidos contra 40% do total de todos os adversários. "A pesquisa Sensus/TV Aratu está de acordo com o que temos percebido nas ruas de toda a Bahia. É indiscutível a existência de um forte sentimento de mudança do povo baiano. E os números de todas as pesquisas realizadas até agora indicam que a maioria deposita confiança em mim para liderar as transformações necessárias à construção de um futuro melhor para a nossa gente", comemora Souto.
Comente agora
05
Set
Lula diz que 'nova política' é Dilma, e candidata critica os que 'viram casaca'
Postado por: Letícia Oliveira / 07:44h

A presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição, e o antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fizeram alusões à adversária Marina Silva (PSB) em comício na noite desta quinta-feira (4) na comunidade Brasília Teimosa, no Recife (PE). A candidata do PT criticou os que "viram a casaca", e o ex-presidente afirmou que a "nova política", expressão usada por Marina, é Dilma. Em seu discurso no comício, para uma plateia de militantes do PT, a presidente saudou os políticos presentes ao palanque. Além de Lula, estavam, entre outros, o deputado Armando Monteiro (PTB-PE), candidato ao governo estadual com apoio do PT;  o ex-prefeito do Recife João Paulo, candidato ao Senado; o senador Humberto Costa (PT-PE), além de três ministros – Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Francisco José Coelho Teixeira (Integração Nacional) e Thomas Traumann (Comunicação Social). No início de sua fala, Dilma afirmou que os aliados têm compromisso com o pré-sal no país, reproduzindo ataque indireto que tem feito a Marina Silva em sua propaganda eleitoral.

Comente agora
04
Set
TSE lacra softwares das eleições de 2014
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:33h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lacrou nesta quinta-feira (4), os sistemas que serão utilizados nas eleições de 2014. Durante a cerimônia, o presidente do TSE, Dias Toffoli, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, bem como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Coêlho, assinaram digitalmente os programas das eleições. A lacração significa que as versões finais dos programas a serem utilizados nas eleições estão prontas para envio aos  Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Os programas foram gravados em dois CD's, que foram levados a um cofre do próprio tribunal. Esse cofre também guarda softwares das eleições anteriores. O próximo passo será transmiti-los aos Tribunais Regionais Eleitorais. Os programas funcionarão nos computadores da Justiça Eleitoral após ativação mediante senhas geradas pelo TSE. Além, de Toffoli, Janot e Coêlho, o vice-presidente TSE, Gilmar Mendes, e do ministro do tribunal, Luiz Fux, também participaram da cerimônia. Todos os partidos políticos poderiam acompanhar e assinar a lacração dos softwares, mas apenas dois compareceram, o PDT e o PCdoB. “A grande prova da garantia da urna eletrônica se mostra pela quantidade de partidos políticos aqui presentes. A confiabilidade do sistema é tão grande que não há divergências a esse respeito”, disse Toffoli.

Comente agora
04
Set
Dilma tenta tirar Marina de propagandas de rádio e TV de aliados
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:18h

A campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff desencadeou uma ofensiva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir que sua adversária Marina Silva apareça nos programas de rádio e de TV de aliados em governos estaduais. Nos dois últimos dias, os advogados da coligação da petista recorreram ao TSE para suspender a veiculação das propagandas em que as candidatas do PSB ao governo da Bahia, a senadora Lídice da Mata, e do PSB ao Senado pelo Rio Grande do Norte, a ex-governadora Wilma de Faria, defendem a eleição de Marina. Favorita de acordo com as pesquisas de intenção de voto na corrida ao Palácio do Planalto, a candidata do PSB conta com apenas dois minutos e três segundos na propaganda no rádio e na TV no primeiro turno. Dilma, por sua vez, tem a seu dispor 11 minutos e 24 segundos - quase seis vezes mais que Marina. Num eventual segundo turno entre as duas, o tempo é igual, 15 minutos para cada uma. O aparecimento de Marina nas propagandas estaduais tem ampliado a exposição da presidenciável do PSB. Os advogados da coligação argumentam nas ações que Marina faz irregularmente propaganda eleitoral. Os defensores dizem que há "invasão" da presidenciável do PSB nos horários reservados para os candidatos ao governo baiano e ao Senado potiguar. "Ora, se há normas imperativas que estabelecem os dias e horários destinados a cada candidatura - à Presidência da República e aos Governos de Estado - resta evidente que os candidatos não podem, por conveniência das suas campanhas, ou por qualquer outro motivo, manipular os parâmetros legais para veicular propaganda quando acharem por bem fazê-lo", sustentam os advogados, nas duas ações. No caso de Vilma Faria (PSB), a defesa da campanha de Dilma diz que houve uma propaganda eleitoral que promove "exclusivamente" Marina.

Comente agora
04
Set
Paulo Souto seria eleito no primeiro turno, aponta Sensus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:58h

Pesquisa realizada pelo Instituto Sensus divulgada nesta quinta-feira (04) aponta que Paulo Souto (DEM) seria eleito no primeiro turno com 43% dos votos válidos. O segundo colocado, Rui Costa (PT), aparece com 16% e Lídice da Mata (PSB) está em terceiro com 10%. Da Luz (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) somam 3% das intenções de voto. Votos em branco, nulos e indecisos somam 28% do eleitorado. A pesquisa, encomendada pelo grupo Vota Bahia (TV Aratu, rádio Metrópole e jornal A Tarde), ouviu mil pessoas no período de 27 de agosto a 1º de setembro. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral, número BA-00014/2014. (BN)

Comente agora
04
Set
Pesquisa Sensus/ Vota Bahia aponta vitória de Geddel para o Senado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:49h

O peemedebista Geddel Vieira Lima seria eleito para o Senado com 32% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Sensus/ Vota Bahia (TV Aratu, rádio Metrópole e jornal A Tarde). O levantamento contratado pela TV Aratu aponta que o vice-governador Otto Alencar (PSD) teria 18% dos votos e ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon (PSB), ficaria com 4% das intenções de voto. O candidato do PSOL, Hamilton Assis, vem logo em seguida, com 3% e Addson Gomes (PEN), com 2%. Brancos, nulos e indecisos, equivalem ao maior percentual, 41%. A pesquisa, esperada para ser anunciada desde a última segunda-feira (1º) ouviu 1.000 eleitores entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. A margem de confiança foi de 95%, para uma margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é de nº BA-00014/2014. (Bahia Notícias)

Comente agora
04
Set
Marco Feliciano diz que Everaldo deve desistir para apoiar Marina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:00h

Um dos principais quadros do PSC, o deputado Marco Feliciano sugeriu que o vice-presidente do partido, Pastor Everaldo, desista da sua candidatura à Presidência para apoiar Marina Silva, evitando a “divisão” de cristãos entre Marina e Everaldo. Pastor Everaldo decidiu lançar-se candidato ao Palácio do Planalto aproveitando a visibilidade que Feliciano deu a legenda por conta de sua passagem pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. Everaldo chegou a ser criticado por ter ignorado a popularidade de Feliciano que deveria ter sido lançado em seu lugar. Mesmo sendo desconhecido dos eleitores o candidato chegou a alcançar 3% dos votos evangélicos, pois conquistou o apoio dos principais líderes religiosos do país. Porém, com o crescimento de Marina Silva nas pesquisas, Everaldo Pereira igualou-se aos demais candidatos nanicos com apenas 1% de intenções de votos. O líder da Igreja Assembleia de Deus Catedral do Avivamento já havia indicado apoio a candidata do PSB no segundo turno, antecipando-se ao partido, pois Feliciano considera impossível apoiar a reeleição da Presidente Dilma Rousseff. “Neste momento, dadas às circunstâncias, se eu estivesse no lugar do Pastor Everaldo, eu pensaria em declinar da campanha e migrar para Marina, para não haver divisão no meio cristão”, disse Feliciano.

Comente agora
04
Set
Site do PT acusa Marina de 'plagiar' artigo acadêmico
Postado por: Anacley Souza / 17:51h

O site Muda Mais, criado pelo PT para defender a reeleição da presidente Dilma Rousseff, publicou nesta quinta-feira, 04, um texto no qual acusa o programa de governo de Marina Silva para a área de energia de ser um "plágio" de um artigo publicado em 2011 pela Revista USP (Universidade de São Paulo). É a primeira vez que petistas afirmam que a candidata do PSB, que lançou seu programa de governo no último dia 29, de copiar propostas já apresentadas. O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, já havia criticado Marina por ter copiado, em seu programa, trechos do Plano Nacional de Direitos Humanos lançado no governo Fernando Henrique Cardoso. O texto do Muda Mais compara os trechos do programa de governo de Marina com o artigo publicado na edição de número 89 da revista da USP de autoria de Luiz Davidovich, então secretário-geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para um Desenvolvimento Sustentável. Na página 144, o texto de Marina transcreve: "Aperfeiçoar e aumentar a escala dos atuais programas de promoção de energias fotovoltaica e eólica, utilização do hidrogênio em células combustíveis, fundamentais para que o país se torne um ator relevante nesses setores, que serão vitais para a sociedade do futuro".

Comente agora
04
Set
Urnas serão levadas de barco e avião para aldeias indígenas
Postado por: Anacley Souza / 16:23h

Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso já está elaborando a logística para que estradas ruins, rios turbulentos e outras barreiras naturais não impeçam o exercício do voto em áreas mais afastadas. Dentro do Estado, as urnas eletrônicas das eleições de 2014 vão viajar de carro, barco e avião para chegar a 122 locais de difícil acesso (incluindo aldeias índigenas) e atender cerca de 10 mil dos 2,2 milhões de eleitores mato-grossenses. “Faz parte da democracia todos terem voz nas urnas e os indígenas são brasileiros como qualquer um de nós. Então esse esforço deve ser feito. A Funai está aí 24 horas acompanhando tudo para ajudar”, disse o coordenador regional Fundação Nacional do Índio (Funai) em Cuiabá, Benedito César Garcia Araújo. “Os que moram na aldeia e têm pouco contato com a cidade não ligam muito para esse momento da democracia, mas a maioria faz questão", completou. O responsável pela organização da logística pelo TRE-MT, Salomão de Souza Fortaleza, coordenador de sistemas eleitorais, explica que o resultado do pleito nessas localidades será transmitido via satélite para não atrasar a contagem de votos. Segundo ele, em locais onde não tiver energia ou caso fiquem sem, a própria urna tem bateria com capacidade para 8 horas.

Comente agora
04
Set
‘Volta, Lula’ ganha site com contagem regressiva para renúncia de Dilma
Postado por: Anacley Souza / 16:05h

Engana-se quem pensa que o movimento ‘Volta, Lula’ arrefeceu. Está no ar um site que convoca a mudança imediata do candidato do PT à Presidência da República. Os criadores pedem a renúncia de Dilma Rousseff. “Queremos Lula candidato à presidente agora em 2014″ é a mensagem principal da página. O lula2014.org explica que “é uma iniciativa popular e não é financiada ou tem qualquer ligação com o Partido dos Trabalhadores ou qualquer outro partido político”. Um texto explica o objetivo para o lançamento do site: “Queremos Lula candidato à presidente agora em 2014. A conjuntura destas eleições pedem medidas contundentes para garantir que o país continue crescendo e mudando para melhor. De acordo com a lei eleitoral, temos até o dia 15 de Setembro para trocar candidatos. Este movimento é para unir todos!! Lula é o maior líder que o Brasil já teve!! O país precisa de sua força e liderança”. A página faz uma contagem regressiva para a hipotética troca: “11 dias para Lula ser o nosso candidato à presidente”, informa nesta quinta-feira (4). Há ainda uma mensagem de agradecimento para Dilma, em tom de convite para que ela desista de concorrer ao segundo mandato: “Sua missão foi cumprida com louvor. Mas o momento conclama por Lula da Silva, e sabemos que poderemos contar com o seu irrestrito apoio”. No Facebook, a página ‘Lula 2014′ tem pouco mais de 81 mil seguidores. (Portal Terra)

Comente agora
04
Set
Lula cai de palanque em Salvador e manda recado para seus opositores: 'Eles devem se preparar porque eu vou estar vivo'
Postado por: Anacley Souza / 14:59h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva (PT) afirmou durante comício na noite desta quarta-feira (3), no subúrbio de Salvador, que não permitirá que voltem ao poder "aqueles que não fizeram nada pelo Brasil em 500 anos". Após pedir votos para candidatos do estado e para que Dilma Rousseff, candidata à reeleição, permaneça como presidente, ele alertou os adversários de que estará vivo em 2018. Durante o discurso, Lula se abaixou para cumprimentar militantes e acabou se desequilibrando e caindo no palco. Ele levantou com ajuda de correligionários e continuou o comício normalmente. "Eles devem se preparar, porque eu vou estar vivo. Tudo que eles têm medo é saber que, a Dilma eleita, eles ficam dizendo: 'Dilma vai ser reeleita para ficar mais quatro anos e depois vem um tal de Lula e vai ficar mais quatro?' É muito cedo para a gente discutir, mas uma coisa eu digo para vocês: em 2018, eu vou estar com 72 anos. Enquanto eu tiver forças para brigar por esse país, eu não vou permitir que aqueles que não fizeram nada pelo Brasil em 500 anos voltem", disse. (G1)

Um comentário
04
Set
Polícia prende homem que tinha plantação de maconha em Ituaçu
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:04h

Uma operação realizada por policiais da 20ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpin) e 34ª Companhia Independente da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (4) apreendeu vários pés de maconha que eram cultivados na zona rural de Ituaçu, cerca de 520 quilômetros da capital baiana. De acordo com informações do site Brumado Urgente, na operação comandada pelo coordenador interino da 20ª Coorpin, Dr. Marco Torres, foi preso um dos maiores distribuidores de maconha da região, conhecido como 'Playboy da Cannabis' e 'Josiel das Laranjas'. A quantia da erva, que ainda não estava pronta para comercialização, não foi informada. O acusado preso em flagrante deverá responder pelo crime de tráfico de drogas.

Comente agora
04
Set
Malafaia faz mais referência sobre gays do que sobre Cristo em seu Twitter, diz levantamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:54h

Não é novidade para os followers da página do pastor Silas Malafaia, em sua conta na rede social Twitter, que o próprio defende com afinco a sua agenda contra políticas para a diversidade sexual. Um estudo feito pelo núcleo de jornalismo site Buzz Feed, diga-se de passagem, mostra em números que o pastor discute bastante a temática. Mais até do que fala de Jesus, considerado o Grande Salvador pela sua religião. Em levantamento dos tuítes publicados entre os dias 3 de março e 3 de setembro deste ano, Silas Malafaia fez 275 menções a Jesus (o que incluiu Cristo) em detrimento das 87 publicações em referência aos gays. Contudo, caso se exclua o termo “Vitória em Cristo", nome do programa de TV do pastor exibido na RedeTV! e na Band, cuja divulgação em seu Twitter é quase diária, as menções a Jesus caem para 59.

Comente agora
04
Set
Medidas provisórias perdem validade por falta de votação no Congresso
Postado por: Anacley Souza / 13:52h

Desde a última sexta-feira (29), duas medidas provisórias (MPs) perderam a validade e não podem mais ser transformadas em lei. Uma delas alterava os valores da tabela progressiva do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (MP 644/2014) a partir do ano-calendário de 2015. O texto não foi votado a tempo, mesmo com a prorrogação de vigência por 60 dias, em junho. Também perdeu validade a MP 645/14, que estendia para este ano o pagamento do auxílio emergencial financeiro pago às populações afetadas por estiagem em 2012. O valor do benefício era de R$ 80 por família. Os atos declaratórios do fim da validade das MPs foi publicado hoje (4) no Diário Oficial da União. Com o fim do prazo de validade da MP 644, perdeu vigência a tabela progressiva do Imposto de Renda que previa uma correção de 4,5% dos valores pagos. O reajuste ainda elevaria a faixa de isenção para pagamento do tributo, passando dos atuais R$ 1.787,77 por mês para R$ 1.868,22. A MP começa a valer assim que é editada, mas, para virar lei, precisa da aprovação de deputados e senadores. Desde 2002, as medidas provisórias passaram a ter validade de 60 dias, prorrogável por mais 60 dias. Se o Parlamento não aprovar o texto até o final do prazo, a MP perde validade desde a edição e o presidente da República não pode mais reeditar a proposta na mesma sessão legislativa. (Agência Brasil)

Comente agora
04
Set
Após prefeito de S. A. de Jesus insinuar que população esconde medicamentos dos PSFs, vereador rebate: “Ele está de gozação”
Postado por: Letícia Oliveira / 11:42h

A polêmica da construção dos Postos de Saúde da Família de Santo Antônio de Jesus e a falta de medicamentos que afeta as unidades, assim como no CAPS, continua dando o que falar. Na última segunda-feira (01), o vereador Antônio Nogueira Neto (PSB), o conhecido Tom, usou a Tribuna para falar sobre as questões e criticar a falta de uma iniciativa por parte do município para sanar esse problema. Sem gostar do que ouviu o líder da bancada do prefeito, o vereador Francisco Damasceno, o conhecido Chico de Dega, alegou que Tom estaria mal informado.

Falta de medicamentos: Na manhã desta quinta-feira (04), o vereador Tom esteve na Rádio Recôncavo FM para falar sobre as colocações do edil. Inicialmente, ele ressaltou que às vezes as pessoas tentam defender o indefensável e não conseguem, “mentiras existem várias, porém a verdade é apenas uma, a população da zona rural e urbana, que é assalariada, quando vai ao posto de saúde buscar seus medicamentos necessários para seus tratamentos não os encontram”, completou. Nogueira acrescentou que o papel do líder da bancada do prefeito é defender o seu superior, mas existem coisas que não dá para defender. Segundo o entrevistado, em toda a mídia da cidade, seja ela escrita ou falada, há reclamações do povo com relação à falta de remédios nas unidades de saúde da cidade. Desafiando Chico de Dega, o vereador disse: “Quando acabar minha entrevista chame todos os vereadores da cidade junto com a imprensa, escolham cerca de cinco ou seis postos de saúde e visitem para ver se tem medicamento ou estrutura para os profissionais trabalharem”.

Denúncias: Tom relatou que há um tempo foi levado luva de limpeza no lugar da luva cirúrgica para os profissionais da área de saúde trabalhar, complementando que tem como provar essa afirmação. Considerando essas situações fora do normal, Antônio relatou também que há uma espécie de gozação por parte do prefeito Humberto Leite (PDT), que ao dar entrevista a uma emissora da cidade falou que até nos hospitais e farmácias falta medicamento, “se alguém em algum momento for a um posto de saúde da nossa cidade, não encontrar medicamentos e fazer comentários pode ter certeza que é política. Pode ir atrás porque deve ter muito comprimido em casa na gaveta, sem utilização, pois muita gente está fazendo isso”, complementou. Comentando o fato de o prefeito ter dito em entrevista que: “O paciente que pegar remédio terá que provar o seu uso”, o edil explanou que há dois pensamentos para isso, sendo o primeiro é que ele está gozando com a cara da população, principalmente com aqueles que mais precisam e em segundo plano que ele não deve conhecer os santoantonienses. Ele garantiu que os pacientes do CAPS, por exemplo, estão sem medicamentos importantes para suas vidas, “uma paciente me ligou e disse que estava no bairro do Amparo, no posto de saúde e não tinha encontrado medicamento nenhum e sua filha precisava do remédio, que é controlado. Ela me contou que já tinha dado entrada no Ministério Público”, frisou. Ainda conforme o legislador, o assessor do vereador Luís do Alto (PP) deu uma carona a uma pessoa que ia fazer um curativo, mas ao chegar ao posto não tinha gazes para realizar o procedimento médico. Diante disso, ele questiona: “Onde está o recurso público em quase R$ 1,5 milhão destinado a saúde municipal? Onde estão os medicamentos?”.

Comissão entregou relatórios para o gestor sobre os PSFs: Perguntado se já foi até a Secretaria de Saúde do município para saber o motivo pela qual isso está acontecendo na cidade, Tom contou que fez um Ofício e está protocolando hoje ao MP (Ministério Público), por achar que independente de qualquer coisa, os secretários, prefeito e líder da bancada andam divulgando que Santo Antônio de Jesus não tem problema com dinheiro e que a prefeitura nunca esteve tão bem como está, “mesmo que haja esse problema na transferência de alguns medicamentos do Estado para o município já era para ter exigido um regime de urgência e uma licitação ou carta convite, pois quem não pode ser penalizado é a população”, destacou. “O prefeito fica com ironia e gozação com a cara do povo, que recebe um salário mínimo e ainda tem que gastar cerca de R$ 200,00 por mês para comprar os medicamentos que deveriam ser dados”, alegou. Na oportunidade, o vereador chamou o prefeito e a secretária de irresponsáveis, por estarem cientes da situação e não fazerem nada para resolver o caso. “No dia que eu fui visitar os postos de saúde eu estava com os vereadores: Dr. Francisco Freire, Dema do Leite e Fátima do Benfica e com a Comissão de Saúde, onde foram feitos relatórios dos pontos positivos e negativos, esses foram entregues a secretária de saúde Laurijane Mercês e ao prefeito Humberto Leite, que não deram nenhuma resposta ao caso”, garantiu. Além da falta de medicamentos, o edil relatou que o gestor precisa ter responsabilidade e resolver o mais rápido possível esse problema de alguma maneira, pois foi eleito para dar assistência a população e não para ofendê-la ao dizer que ela está brincando ao pegar remédios nos postos de saúde e guarda-los em casa.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
04
Set
Ibope: Aécio cai, mas Marina e Dilma crescem entre mais ricos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:02h

O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) registrou queda de 32% para 24% entre os eleitores com renda familiar superior a cinco salários mínimos, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3). Dilma Rousseff (PT) cresceu apenas dois pontos percentuais e chegou a 28% na mesma faixa da população. Já Marina Silva (PSB) passou de 28% a 37% entre os mais ricos. Ela continua na liderança entre os mais escolarizados, com nível superior, com 37%; o tucano aparece em seguida, com 25% e a petista, 24%. No Nordeste, Marina cresce mais do que Dilma e alcança 32%. Ainda assim, a presidente segue à frente na região do país, com 48% e Aécio registra apenas 9%. No critério de faixa etária, a socialista tem 37% das intenções de voto, contra 33% da petista e 15% do tucano entre os eleitores de 16 a 24 anos. Marina segue na liderança entre votantes de até 34 anos, quando Dilma começa a aparecer em primeira posição. Entre os eleitores de 55 anos e mais, a petista alcança maior número, com 41%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Foram ouvidos 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00514/2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, 95%.

Comente agora
04
Set
Eleições podem terminar no primeiro turno em 15 Estados, diz pesquisa
Postado por: Letícia Oliveira / 09:34h

Pesquisas eleitorais realizadas em todo o Brasil e divulgadas nos últimos dias apontam a possibilidade de as eleições terminarem no primeiro turno em pelo menos 15 Estados, conforme levantamento do iG.  Pelos números, o Ibope apontou possibilidade de vitória no primeiro turno em locais como Santa Catarina, Paraná,Espírito Santo, Acre, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba. O Vox Populi também apontou possibilidade de encerramento da disputa no primeiro turno no Tocantins. No Maranhão e Piauí também existem chances das eleições serem encerradas no dia 5 de outubro, mas os dados foram levantados por institutos locais de pesquisa. Esse quadro ocorre em São Paulo, Amazonas, Tocantins e Maranhão. Em São Paulo, o atual governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera com 47% das intenções de voto, contra 23% de Paulo Skaf (PMDB) e 7% de Alexandre Padilha (PT) segundo o Ibope. Os oito concorrentes de Alckmin, juntos, somam 33% das intenções de voto. Ainda conforme o Ibope, no Amazonas, ex-líder do PMDB no Senado Eduardo Braga (PMDB) lidera com 52% das intenções de voto contra 24% de José Melo (Pros) e 3% dos candidatos Chico Preto (PMN) e Marcelo Ramos (PSB). Já o Vox Populi aponta, atualmente, vitória do pemedebista Marcelo Miranda, no Tocantins, por 52% das intenções de voto contra 22% de Sandoval Cardoso (SDD), 2% de Ataídes Oliveira (Pros) e 1% de Joaquim Rocha (Psol).

Comente agora
04
Set
2ª prestação de contas da campanha não foi apresentada por 20% dos candidatos baianos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:03h

A segunda prestação de contas de campanha dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, determinado para esta segunda-feira (1) não foi apresentado por cerca de 22,5% dos candidatos baianos. Das 1.048 declarações esperadas pelo tribunal, 813 foram entregues, o que significa 77,5% do total. Segundo o balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), a porcentagem superou, apenas, o dos catarinenses, paraibanos e maranhenses, mas permanece seis pontos abaixo da média nacional de regularidade. Dos concorrentes à Câmara dos Deputados, 91 descumpriram o prazo. Já entre os postulantes a uma vaga na Assembleia, 142 dos 655 inscritos ficaram pendentes.

Comente agora
04
Set
Aécio diz que Dilma é bilhete falso de loteria e que Marina vai frustrar o país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:44h

Na terceira colocação nas pesquisas eleitorais, o candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves, atacou os dois nomes que aparecem à sua frente. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi um "bilhete falso de loteria" que o país comprou e Marina Silva, que concorre pelo PSB, levará seus eleitores à "frustração". As declarações foram dadas pelo tucano em entrevista ao Jornal da Globo, na madrugada desta quinta-feira (4). Em entrevista ao telejornal, ele voltou a dizer que sua candidatura é a única que pode guiar o país " à verdadeira mudança". Aécio disse que a petista fracassou e que as promessas de Marina são "inexequiveis".  "Reconheço que hoje não temos condições tão confortáveis quanto antes, mas o quadro mudou. A candidata é outra", disse Aécio sobre a entrada da pessebista na corrida eleitoral, após a morte do ex-governador Eduardo Campos. "O Brasil comprou um bilhete falso de loteria", comentou sobre o governo Dilma. Para ele, a petista foi apresentada como uma grande gestora, mas fracassou no comando do país.

Comente agora
04
Set
TSE aprova registro de candidatura de Marina Silva à Presidência da República
Postado por: Letícia Oliveira / 07:28h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu ontem (3) o registro da candidatura de Marina Silva à Presidência da República e do deputado federal Beto Albuquerque (RS) para a Vice-Presidência, ambos do PSB. Eles fazem parte da coligação Unidos pelo Brasil, composta pelos partidos PHS, PRP, PPS , PPL e PSL. A substituição das candidaturas da coligação foi feita devido à morte do candidato Eduardo Campos, no dia 13 de agosto, em um acidente aéreo em Santos, litoral de São Paulo. (Agência Brasil)

Comente agora
04
Set
Dilma e Marina estão empatadas tecnicamente, apontam Ibope e Datafolha
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:18h

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quarta-feira (3) mostram que as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) estão empatadas tecnicamente na corrida para a Presidência da República. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. No Ibope, Dilma tem 37%, Marina, 33%, e Aécio Neves (PSDB), 15%. No Datafolha, Dilma tem 35%, Marina, 34%, e Aécio, 14%. Confira os números: 

Ibope (veja a pesquisa completa) 

  1. Dilma Rousseff (PT) - 37%
  2. Marina Silva (PSB) - 33%
  3. Aécio Neves (PSDB) - 15%
  4. Pastor Everaldo (PSC) - 1%
  5. Outros com menos de 1% - 2%
  6. Branco/nulo - 7%
  7. Não sabe/não respondeu - 5%  

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo", foi realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro e está registrada no TSE sob o número 00514/2014. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. 

Datafolha (veja a pesquisa completa) 

  1. Dilma Rousseff (PT) – 35%
  2. Marina Silva (PSB) - 34%
  3. Aécio Neves (PSDB) – 14%
  4. Pastor Everaldo (PSC) – 1%
  5. Eduardo Jorge (PV) - 1%
  6. Luciana Genro (PSOL) - 1%
  7. Zé Maria (PSTU) - 1%
  8. Outros com menos de 1% - 1%
  9. Branco/nulo - 6%
  10. Não sabe/não respondeu - 7%  

O Datafolha ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", foi realizada entre os dias 1º e 3 de setembro e está registrada no TSE sob o número 00517/2014. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

Comente agora
03
Set
Lídice defende Marina e diz que compará-la a Jânio e Collor é bobagem do PT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:51h

A candidata do PSB a governadora da Bahia, Lídice da Mata, criticou o PT por tentar, em seu programa de televisão no horário eleitoral, comparar Marina Silva aos ex-presidentes Fernando Collor e Jânio Quadros. “Essa história é uma bobagem total e, como a mentira, tem pernas curtas. Não consegue alcançar nem o raciocínio nem a emoção do cidadão”, afirmou. Lídice lembrou, durante entrevista à Rádio Ipirá FM, na manhã desta quarta-feira (3), que Marina Silva foi uma das fundadoras do PT, o que desqualifica a tentativa petista de compará-la aos dois ex-presidentes, um que renunciou ao cargo (Jânio) e outro cassado pelo Congresso mediante processo de impeachment (Collor). “O PT esquece que Marina foi fundadora e uma brava militante do partido no passado. Como é que esse mesmo partido, que a elogiava por sua trajetória heroica, agora quer transformá-la em uma reacionária ou em uma aventureira?”, questionou candidata ao governo baiano. Na entrevista, Lídice disse que sua candidatura representa, juntamente com a de Marina Silva e a de Eliana Calmon, que concorre ao Senado, a verdadeira mudança. “Junto com Marina e Eliana, estamos buscando a renovação da política baiana. Aqui na Bahia, não queremos nem a volta ao passado, representada pelo candidato do DEM, nem o presente, com a continuidade d governo do PT. Nós representamos a possibilidade de uma nova política e de um novo caminho para a Bahia”, completou.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com