As comentadas


Boa tarde , Sábado, 25/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

14
Set
Eleitor morre após abandonar comício de Marina no Piauí
Postado por: Letícia Oliveira / 16:34h

Na  noite deste sábado, um comício da candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB) em Teresina (PI) aconteceu em meio a atrasos de cerca de 4h e o registro de uma morte de eleitor. Luiz Maria de Sousa, 69 anos, presidente do grupo de idosos do bairro Cerâmica Cil II, morreu de infarto no meio da rua. Com a demora da chegada da presidenciável, o eleitor resolveu ir embora por volta das 23h30, quando passou mal e teve um infarto a cerca de 100 metros do Theresina Hall, onde acontecia o evento. Ele estava com um amigo, que acionou a ambulância do Samu, mas não houve tempo de socorro. Marina tinha comício marcado para às 19h30 em Teresina, mas só chegou por volta das 23h30, após atraso na agenda política na Paraíba. A demora esvaziou o comício na capital piauiense. (Terra)

Comente agora
14
Set
PMDB sairá maior após eleição deste ano
Postado por: Letícia Oliveira / 16:29h

As eleições de 2014 devem ampliar a força do PMDB no cenário político nacional, aumentando a presença do partido nos governos estaduais e no Congresso Nacional. Um estudo da Arko Consultoria estima que a sigla vai alcançar o maior número de governadores e senadores neste ano. O PMDB, segundo o estudo, deve ampliar de sete para dez o número de governos estaduais que comanda. Apesar de o PT ocupar a presidência da República, é o PMDB quem mais se beneficia da influência da gestão do governo federal, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. “O PMDB extrai sua força eleitoral estadual das regiões Norte e Nordeste, onde a influência do governo federal é mais intensa. Mesmo na presidência da República, o PT aparece como favorito apenas em um estado do Nordeste e em nenhum do Norte”, diz o estudo. O partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve perder espaço nos estados, mas continuará com a maior bancada da Câmara dos Deputados. Em 2010, o PT elegeu cinco governadores e, na corrida eleitoral deste ano, está à frente nas pesquisas no Acre, onde Tião Viana tenta a reeleição, e em Mato Grosso do Sul e no Piauí, onde os senadores Delcídio Amaral e  Wellington Dias disputam o posto, respectivamente.

Comente agora
14
Set
Confira as propostas dos candidatos à Presidência para educação
Postado por: Letícia Oliveira / 15:01h

Educação é um dos temas que mais reúne propostas entre os programas dos candidatos à Presidência da República entregues à Justiça Eleitoral. As principais promessas são de melhoria da qualidade do ensino, ampliação de investimentos na área e implantação do sistema integral nas escolas brasileiras.

Confira as propostas dos candidatos à Presidência para educação:

Aécio Neves (PSDB) defende a universalização da educação básica, dos 4 aos 17 anos, e promete criar incentivos para melhorar a formação, a carreira e a remuneração dos professores. O candidato tucano defende a vinculação das remunerações de professores à melhoria da aprendizagem dos alunos, com salário inicial atrativo e a coordenação de uma política nacional de formação de professores, com instituições formadoras públicas e privadas e secretarias municipais e estaduais de educação. Aécio quer implantar a escola de tempo integral e eliminar progressivamente o ensino noturno para jovens que não trabalham. Ele promete apoiar a modernização dos equipamentos escolares, incluindo a instalação de bibliotecas e laboratórios, computadores e acesso a internet e adequação térmica dos ambientes. Outras propostas do candidato incluem o aprimoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o compromisso de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área, sendo 7% ate 2019.

Comente agora
14
Set
Paulo Souto: “Governo do PT fracassou na prestação dos serviços públicos essenciais à vida dos baianos”‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:47h

“É hora de mudar. O governo do PT prometeu, mas não foi capaz de debelar essa epidemia de violência que causa um verdadeiro holocausto em nosso estado, com mais de 37 mil assassinatos nos últimos anos”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, durante comício em Bom Jesus da Lapa, na noite de ontem (14). Ao destacar o fracasso petista diante dos serviços públicos essenciais, Paulo Souto assinalou também a degradação da saúde, em que os baianos morrem sem atendimento nos hospitais estaduais. “O descaso do PT não poupa a educação, que hoje se encontra entre as piores do Brasil e teve sua avaliação rebaixada pelo Ideb nos últimos anos”. Ao lado dos companheiros de chapa Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), Paulo Souto disse que a aliança das oposições se formou para atender o desejo de mudança dos baianos, que cansaram de tantas promessas não cumpridas. “O governo do PT não honrou os compromissos nos setores essenciais à vida das pessoas: a segurança, a saúde e a educação”.

Comente agora
14
Set
Medo faz Marina evitar viagens de jatinho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:42h

A conversa serena do piloto que comandaria o jato particular em Vitória da Conquista (BA) não foi suficiente para tranquilizar Marina Silva. Na ensolarada manhã de sábado (6), em São Paulo, a candidata do PSB Presidência da República entrava pela primeira vez em um avião de oito lugares desde o acidente que há um mês matou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. "O piloto me falou sobre o bom tempo, mas não adiantou. Continuo pedindo a Deus que nos proteja e rezando muito. Mas, na hora que o avião balança, perco a compostura", disse a candidata. Lembrar do acidente que matou o ex-companheiro de chapa ainda faz Marina pedir alguns instantes antes de falar com a voz embargada. "Não foi fácil assumir o lugar do Eduardo. A gente tinha planejado que ia caminhar junto até começar o programa eleitoral, depois a gente ia se dividir, cada um para um lado [do Brasil], e ele ia crescer nas pesquisas, participar dos debates.

Comente agora
14
Set
Aécio Neves divulga lista de ações para promoção da igualdade racial
Postado por: Letícia Oliveira / 11:40h

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, assumiu hoje (13) o compromisso de promover a igualdade racial. Ele apresentou uma lista de 37 ações que serão incluídas no programa de governo para combater a discriminação e valorizar a igualdade étnica no país. De acordo com Aécio, as ações estão divididas em quatro grupos: fortalecimento do combate ao racismo, promoção de políticas de igualdade racial, arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial e participação política e controle social. “Hoje, estamos lançando um conjunto de compromissos capazes de permitir maior inserção da juventude no mercado de trabalho e também um combate sem tréguas a qualquer tipo de discriminação ou racismo. Vamos garantir a aplicação da lei”, declarou o candidato tucano em Belo Horizonte.

Comente agora
14
Set
Homossexuais e pastores disputam candidatos à Presidência da República
Postado por: Letícia Oliveira / 11:33h

De um lado, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), maior organização do País, com 308 entidades filiadas. De outro, a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), a maior denominação evangélica do País, que lida com milhões de fiéis. Em comum, um objetivo: obter, por escrito, compromissos de candidatos à Presidência da República. A associação quer apoio às causas do movimento, como a aprovação de uma lei sobre o casamento igualitário e a criminalização da homofobia. Já a convenção busca uma afirmação com os compromissos da igreja, entre os quais a oposição clara às duas reivindicações dos gays. O debate sobre os direitos dos homossexuais foi introduzido na campanha eleitoral após a polêmica sobre o programa de governo de Marina Silva. A candidata do PSB chegou a divulgar uma versão que incluía a defesa de reivindicações históricas da causa gay. Depois, divulgou uma errata excluindo essa defesa. A presidente Dilma Rousseff aproveitou e passou a se declarar a favor da aprovação de uma lei sobre criminalização da homofobia - algo que seu governo não se empenhou em aprovar durante seus quase quatro anos de gestão. 

Comente agora
14
Set
Paulo Afonso terá novos leitos de UTI, garante Rui
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:14h
Depois de passar a manhã na Região Sul, os candidatos Rui Costa, Otto Alencar e João Leão foram com a Caravana 13 para a Região Nordeste do estado. Fizeram carreatas em  Adustina, Fátima, Cícero Dantas e comício em Paulo Afonso. O governador Jaques Wagner e a secretária executiva do Ministério do Planejamento  Eva Chiavon participaram do último evento da agenda, no sábado (13), e testemunharam a grande festa feita pelas mais de cinco mil pessoas em comemoração ao início das aulas do  curso de Medicina, no campus Paulo Afonso, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A aula inaugural acontece na segunda-feira (15). Rui lembrou que em maio de 2014, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de três novos cursos em universidades federais do interior. “Além da Univasf, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) terá um curso em Teixeira de Freitas, e na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Barreiras. Isso é resultado do nosso trabalho”, registrou o governador.
Comente agora
14
Set
Eserval Rocha é acusado de abuso de poder por empresária abordada por policiais em reunião
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:09h

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, foi acusado de abuso de poder pela dona da empresa Metrópole, que realizou o concurso para estagiários do TJ, no último mês de agosto e que foi cancelado, por falta de salas em um dos locais da aplicação da prova. A seleção era para provimento de 1300 vagas de estágio em nível médio e superior, e oito mil pessoas se inscreveram no certame. A empresária Fábia Braga, de acordo com o G1 Bahia, afirma que se reuniu com servidores do TJ, em Salvador, um dia depois da prova, para assumir as falhas e marcar uma nova data para as provas, e que, no meio da reunião, foi abordada por policiais armados e que foi levada por uma viatura para a delegacia. Lá, segundo ela, foi interrogada pela delegada Francineide Moura, da unidade de furtos e roubos. “Ela me perguntou, que crime que eu tinha cometido. Porque ela tinha uma ordem de me dar uma prisão em flagrante. Eu falei para ela que não tinha cometido crime algum e que eu não sabia o porquê que eu estava lá", conta Fábia.

Comente agora
14
Set
Luiza Maia ataca minissérie da Globo: agressão, machismo e preconceito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:02h

A deputada Luiza Maia (PT) não está nada satisfeita com a nova minissérie da Rede Globo, "Sexo e as Negas". A petista parabenizou a Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vinculada a Presidência da República, por  autuar a emissora e exigiu esclarecimentos sobre o programa. A Seppir também encaminhou as diversas acusações de racismo e preconceito recebidas contra a minissérie ao Ministério Público no Rio de Janeiro para uma avaliação do caso. "A radiodifusão no Brasil é regida por sistema de concessão. Dessa forma, é inaceitável que uma rede de televisão utilize esse espaço para agredir as mulheres e disseminar ideias machistas e preconceituosas. Programas como esse estão na contramão do próprio pensamento da sociedade e das ações do Governo Federal, que através de diversas políticas públicas, tem buscado garantir nossos direitos", ressaltou a parlamentar. 

Comente agora
14
Set
‘Quem não quer ser criticado não pode ser presidente’, diz Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:46h

Candidata à reeleição pelo PT, a presidente Dilma Rousseff voltou a criticar sua principal adversária, Marina Silva (PSB), ao dizer que um presidente da República tem de resistir à pressão. Em discurso dirigido a movimentos negros em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, Dilma afirmou que quem não quer ser criticado "não pode ser presidente". Mais tarde, ao responder a jornalistas sobre a adversária ter chorado com os ataques petistas, a presidente disse que não é contra o choro. — Um presidente da República sofre pressão 24 horas por dia. Se a pessoa não quer ser pressionada, não quer ser criticada, não quer que falem dela, não dá para ser presidente da República — disse Dilma, a uma plateia que gritava em diversos momentos "não vai ter Marina". Em entrevista coletiva, a presidente disse que, embora não seja contra o choro, um presidente deve "aguentar a barra". Quando era ministra da Casa Civil e candidata a presidente, em 2010, Dilma lembrou que rebatia as críticas de ser uma pessoa dura respondendo "sou uma mulher dura cercada de homens meigos".

Comente agora
14
Set
Confira a agenda dos candidatos ao governo da Bahia neste domingo
Postado por: Letícia Oliveira / 09:33h

Rogério da Luz (PRTB): Pela manhã, participa de culto evangélico em Feira de Santana e debate na Rádio Sociedade.

Lídice da Mata (PSB): Vai a debate com candidatos ao governo, às 9h, na Rádio Princesa, de Feira. Faz Caminhada na Feira do Tomba e, às 15h, na Feira da Estação Nova..

Rui Costa (PT): Participa, pela manhã, de debate entre candidatos na Rádio Princesa, em Feira. Faz carreata na cidade e, à noite, comício em Guanambi.

Paulo Souto (DEM) : Vai a Sítio do Quinto, Adustina, Monte Santo, Cansanção, Queimadas, Retirolândia e Conceição do Coité, onde faz comício..

Renata Mallet (PSTU): Tem reunião com a militância no comitê.

Marcos Mendes (PSOL): Às 9 horas, debate com os candidatos na Rádio Princesa, em Feira de Santana. À tarde tem encontro lideranças em Santa Inês.

Comente agora
14
Set
Justiça nega pedido de Geddel para que sua imagem seja dissociada da de Aécio
Postado por: Letícia Oliveira / 08:24h

O candidato ao Senado na Bahia, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), teve seu pedido à Justiça para desvincular o seu nome com o do postulante à presidência da República Aécio Neves (PSDB), no programa eleitoral de Otto Alencar (PSD-BA), negado. A solicitação foi feita ao TRE porque o atual vice-governador estaria utilizando a publicidade para degradar e difamar a imagem do peemedebista. No programa de Otto, a apresentadora empurra uma placa com os nomes de Geddel e de Aécio. Em seguida diz: "Acabou o programa do candidato a senador de Aécio. Agora vai começar o programa do senador de Lula". De acordo com a última pesquisa Ibope, Geddel lidera com 36% das intenções de voto e Otto vem em segundo, com 27%, mas já cresceu 10 pontos percentuais.

Comente agora
14
Set
Dilma dança funk em evento com jovens em Belo Horizonte
Postado por: Letícia Oliveira / 08:17h

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, arriscou alguns passos de funk neste sábado (13) durante encontro com representantes de movimentos da juventude em Belo Horizonte (MG). No Marco Zero da Lagoa da Pampulha, a petista assistiu a "batalha do passinho" - apresentação de funk - e foi incentivada pelos dançarinos a tentar alguns passos. Depois, fez um discurso voltado para os jovens e destacou, entre outros aspectos do seu governo, a aprovação do Marco Civil da Internet. A presidente falou para centenas de jovens que a apoiam na capital mineira durante o evento, que foi apresentado pelo cantor Flávio Renegado, reconhecido nome da cena mineira do rap. O artista, porém, não se apresentou devido à proibição de shows em comícios imposta pela Justiça Eleitoral. Entre os convidados, estava o criador do perfil Dilma Bolada, Jeferson Monteiro, que, segundo a presidente, também é responsável pela criação do Dilma "Rousselfie". A candidata destacou a aprovação da espécie de "constituição" da internet no país, o Marco Civil na Internet, que entrou em vigor em abril. A lei estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da rede.

Comente agora
14
Set
Em 24h, três candidatos a governo barrados na Ficha Limpa renunciam
Postado por: Letícia Oliveira / 08:13h

A um dia do fim do prazo para substituição de candidatos nas chapas nestas eleições, três postulantes a governador renunciaram às candidaturas: José Roberto Arruda (PR), no Distrito Federal; José Riva (PSD), candidato ao governo de Mato Grosso; e Neudo Campos (PP), candidato a governador em Roraima. Os três tiveram os registros barrados pela Lei da Ficha Limpa. Termina neste domingo (14) o prazo para que os partidos substituam candidatos nas chapas. Até este sábado, Riva e Campos haviam sido substituídos por suas mulheres, que agora serão as candidatas ao governo. Arruda deve ser substituído pelo vice na chapa, Jofran Frejat (PR). A mulher do ex-governador, Flávia Peres (PR), foi escolhida a nova vice. A decisão deve ser comunicada nesta tarde. (G1)

Comente agora
14
Set
Dilma vai para o confronto com Marina usando os mesmos métodos de terror que o partido condenava no passado
Postado por: r / 01:18h

(*) Izabelle Torres (izabelle@istoe.com.br) 

Diante da ameaça de perder a eleição, a campanha da presidenta Dilma Rousseff partiu para um ataque sórdido contra a candidata do PSB ao Planalto, Marina Silva. Munida de impressionante desfaçatez, a propaganda do PT lançou mão, na última semana, dos mesmos métodos que combatia num passado recente. Numa tentativa clara de manipulação, a presidenta ocupou o horário eleitoral na televisão para dizer que a proposta de Marina Silva de conceder autonomia ao Banco Central vai enriquecer ainda mais os banqueiros e prejudicar a população. O vídeo, totalmente apelativo, mostrou uma família vendo a comida desaparecer do prato. As cenas estão recheadas de um cinismo explícito, pois o governo Lula, no qual Dilma foi gerente e chefe da Casa Civil, não apenas adotou a autonomia operacional do Banco Central como fez mais: indicou um banqueiro, Henrique Meirelles, para presidir a instituição e conferiu à presidência do BC o status de ministério. Nos dois governos de Lula, nem o Ministério da Fazenda, ao qual o Banco Central deveria estar subordinado, podia dar ordens a Meirelles. Se, como prega a peça publicitária do PT, seria lícito dizer que aumentar os juros é jogar afinado com os banqueiros, então nunca antes na história um governo esteve tão em sintonia com os bancos como o do PT. 

Comente agora
13
Set
Rui Costa garante conclusão de importantes obras para crescimento da região sul do estado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:50h

Antes de sair em caminhada pelas ruas do Centro de Ilhéus, os candidatos da coligação Pra Bahia Mudar Mais Rui Costa (governador), Otto Alencar (senador) e João Leão (vice-governador]), juntamente com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, participaram de um bate papo com jornalistas e blogueiros. Entre os assuntos abordados, o destaque ficou com a importância da agricultura familiar no país e o anuncio da ministra sobre a criação de novas linhas de crédito. “A agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos no Brasil”, disse a ministra. “O Sul da Bahia tem importante participação nesse mercado, produzindo cacau, mandioca, banana, maracujá e outras frutas. Por isso daremos atenção especial para as famílias produtoras”.

Comente agora
13
Set
Campanha de Lídice admite erro na estratégia de colar em imagem de Marina, diz colunista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:48h

Com apenas 6% das intenções de voto, segundo a última pesquisa do Ibope na Bahia, a candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) ao governo do estado ainda não conseguiu decolar nas últimas sondagens da votação junto ao eleitorado baiano. Segundo o colunista Jairo Costa Júnior, da coluna Satélite, do jornal Correio, integrantes da cúpula da campanha de Lídice admitem que o esvaziamento das intenções de votos refletem um erro estratégico adotado desde que a presidenciável do partido, Marina Silva, despontou com chances reais de vitória. Alguns líderes do PSB e da Rede Sustentabilidade entendem que a tática de Lídice de colar na imagem de Marina como caminho para crescer produziu um efeito inverso. Segundo Jairo, o motivo está tanto na trajetória da senadora baiana quanto na disputa pelo Palácio do Planalto. Com ligação à esquerda, a pesebista atraiu, inicialmente, parte do eleitorado simpático ao PT, mas que desconhecia ou rejeitava o candidato do partido, Rui Costa. Com a atual situação da eleição presidencial, onde Marina ameaça a reeleição de Dilma, Lídice passou a ser vista como rival de Dilma, que tem mais de 50% das intenções de voto na Bahia.

Comente agora
13
Set
Caso eleito, Marcos Mendes garante pagar a URV aos servidores públicos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:51h

O candidato ao Governo do Estado do PSOL, Marcos Mendes, garantiu que, caso eleito, fará o pagamento da URV (perdas salariais ocasionadas, em 1994, pela troca da moeda no país) a todos os servidores públicos da Bahia. A declaração foi feita na noite da última sexta-feira (12), no Centro Universitário Jorge Amado, no bairro do Comércio, durante um debate com estudantes universitários, professores e pesquisadores sobre “políticas sociais”. “A URV é um direito histórico do funcionalismo! O governo do PSOL assume o compromisso de quitar com essa dívida que a Bahia tem com seus servidores públicos. Diferente de Jaques Wagner, vamos pagar a URV!”, afirmou Mendes. O candidato do PSOL ainda declarou que as políticas sociais devem ser obrigação do Estado e direito da população. “Sem políticas sociais a gente não transforma o mundo, a gente não modifica a realidade. No Governo do PSOL, o dinheiro público vai ser investido em políticas públicas”, afirmou.

Comente agora
13
Set
Candidatos colocam suas mulheres na disputa eleitoral após serem barrados
Postado por: Letícia Oliveira / 16:40h

Dois candidatos decidiram colocar suas mulheres na corrida eleitoral após terem os registros barrados pela Justiça Eleitoral. Em Mato Grosso, Janete Riva (PSD) assumiu a vaga do marido, José Riva (PSD), na disputa pelo governo do estado. Suely Campos (PP) foi anunciada como substituta de Neudo Campos (PP), que concorria ao governo de Roraima. A lei eleitoral permite que as coligações possam trocar os candidatos das chapas que concorrem às eleições. O prazo termina na próxima segunda-feira (15), 20 dias antes do primeiro turno. Na quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recurso de José Riva para ter a candidatura liberada. Por unanimidade, os ministros entenderam que ele está inelegível. Riva foi barrado pela Lei da Ficha Limpa, com base em sentença por improbidade administrativa pela Justiça de Mato Grosso. A candidatura de Neudo Campos (PP-RR) acabou rejeitada pela Justiça Eleitoral de Roraima, em função de uma condenação por peculato e rejeição de contas pelo Tribunal de Contas de União (TCU). Em 2010, Joaquim Roriz, candidato ao governo do Distrito Federal, lançou a candidatura de sua mulher, Weslian Roriz, após o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar a validade da Lei da Ficha Limpa. O candidato vencedor foi o atual governador, Agnelo Queiroz (PT). (Correio)

Comente agora
13
Set
Arruda desiste de concorrer ao governo do Distrito Federal; Frejat será seu substituto
Postado por: Letícia Oliveira / 16:03h

O ex-governador José Roberto Arruda (PR) desistiu de concorrer ao governo do Distrito Federal e será substituído por Jofran Frejat, que atualmente ocupa o posto de vice na chapa. Arruda foi preso pela Polícia Federal quando governou o DF, entre 2006 e 2010, e vinha enfrentando uma batalha judicial para conseguir permanecer na disputa deste ano por ter sido enquadrado como "ficha suja". Depois de uma reunião em Brasília que chancelou a decisão, a substituição foi comunicada ao senador Antonio Carlos Rodrigues (SP), secretário-geral do PR. Com resultados adversos nos tribunais, a campanha de Arruda já vinha discutindo um rearranjo na chapa há alguns dias. Uma decisão precisava ser tomada neste final de semana porque o prazo para a substituição de candidato acaba nesta segunda-feira, 15. Hoje, Arruda comunicou a aliados que estava deixando o posto por não acreditar que conseguiria um desfecho favorável no Supremo Tribunal Federal (STF). "Se ele não reverteu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não ia ser no Supremo", disse Alberto Fraga, presidente do DEM do DF, partido que faz parte da coligação de Arruda.

Comente agora
13
Set
Otto diz que Geddel esconde Aécio; Geddel diz que Otto agora comemora Ibope
Postado por: Letícia Oliveira / 15:07h

O acirramento entre os dois principais candidatos à vaga pertencente a Bahia no Senado passou a ser inevitável desde a divulgação da pesquisa Ibope que mostrou crescimento de Otto Alencar (27%), com Geddel Vieira Lima na liderança, com 36%. Depois do debate na Rádio Sociedade, um dia após divulgação da consulta, onde o oposicionista e o governista se engalfinharam no encontro com os postulantes, um pedido de suspensão na Justiça da propaganda eleitoral na TV de Otto, que vincula Geddel ao presidenciável do PSDB Aécio Neves, gerou mais um round entre os candidatos. Na produção, a apresentadora empurra o banner contendo os nomes dos dois políticos e comenta: “Acabou a propaganda do candidato a senador de Aécio. Agora, vai começar a propaganda do candidato a senador de Lula”. Na ação movida pelo corpo jurídico da coligação "Unidos pela Bahia" e por Geddel, os advogados pedem à Justiça Eleitoral que suspenda a veiculação já que o objetivo seria “gerar prejuízos irreparáveis, pois degrada e ofende a imagem do representante [Geddel], em programa de coligação adversária, através de montagem”. 

Comente agora
13
Set
Prefeito de Itapé é denunciado por abastecimento fantasma
Postado por: Letícia Oliveira / 14:19h

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) protocolou, na sexta-feira (12), a denúncia de improbidade administrativa contra o prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (PMDB), conhecido como Pedrão. Segundo a denúncia, subscrita por cinco vereadores, a Prefeitura de Itaipé, na região Sul do estado, comprou em 2013, 655 mil em combustíveis para servir os veículos da frota municipal e de suas secretarias.  Contudo, recai sobre o prefeito a acusação de abastecimento de vários veículos que não pertencem à frota oficial da cidade. Dentre os veículos envolvidos estão uma motocicleta, modelo Biz, que em apenas 4 meses foi abastecida com cerca de 6500 litros de combustível. Outro exemplo é o veículo de placa DMI-3003, que possui restrição de roubo no Denatran e foi abastecido diversas vezes em nome da prefeitura. Para agravar a situação, consta no Tribunal de Contas do Município (TCM) que os veículos foram abastecidos com óleo diesel, sendo os modelos à gasolina, o que sugere ser um abastecimento fantasma, apenas para justificar despesas de gestão. (Bocão News)

Comente agora
13
Set
Souto diz que atraso da Fiol e Porto Sul causa prejuízo de R$ 5 bilhões a Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:43h

O candidato ao governo da Bahia pelo DEM, Paulo Souto, foi a Caetité, sua terra natal, na noite desta sexta-feira (13) e mirou projetos do governo petista no estado durante comício no município do sudoeste baiano. “O atraso na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul que ainda não saiu do papel causam prejuízos à Bahia. Vamos trabalhar para que esses importantes projetos se tornem, enfim, realidade”, afirmou o demista. O candidato oposicionista afirmou que não poupará esforços para convencer o governo federal da importância e necessidade das obras da ferrovia e do porto serem concluídas. “Não é só Caetité e região que ficam prejudicadas com a incapacidade do governo do PT de lutar pelos interesses baianos em Brasília. É toda a Bahia”, observou. De acordo com Paulo Souto, sem a Fiol e o Porto Sul, a produção de 20 milhões de toneladas de ferro por ano das jazidas de Caetitié fica sem destino e R$ 5 bilhões deixam de entrar na economia do estado, sem falar na dinamização de outros setores econômicos.

Comente agora
13
Set
Marina Silva chora ao comentar ataques de Lula
Postado por: Letícia Oliveira / 11:12h

A candidata à presidência da República pelo PSB, Marina Silva, fez um desabafo, seguido de choro, ao comentar os ataques do antigo companheiro de partido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a reportagem, do jornal Folha de S. Paulo, após 13 horas de intensa campanha no Rio de Janeiro na última quinta-feira (13), a repórter do diário paulista, Marina Dias, acompanhou a postulante no carro que a levava para o hotel e testemunhou o estrago que Lula causou à ex-companheira petista. “Eu não posso controlar o que Lula pode fazer contra mim. Mas posso controlar que não quero fazer nada contra ele'', afirmou. Marina disse ter dificuldade para acreditar no comportamento de Lula. E buscou consolo nos ensinamentos pretéritos do neo-detrator. “Quero fazer coisas em favor do que lá atrás aprendi, inclusive com ele, que a gente não deveria se render à mentira, ao preconceito, e que a esperança iria vencer o medo. Continuo acreditando nessas mesmas coisas'', avaliou.

Comente agora
13
Set
Severiano Alves cobra responsabilidade política para educação brasileira
Postado por: Letícia Oliveira / 11:08h

Alunos do curso de direito da Faculdade Ruy Barbosa assistiram na noite desta sexta-feira (12), ao debate do candidato a deputado federal, Severiano Alves (PDT), sobre “A Educação e o Direito na Política Atual”. O pedetista que é advogado por formação e chegou ao cargo mais alto da carreira jurídica, como procurador federal, cobra uma postura mais rigorosa do país quanto a qualidade de ensino. “O Brasil ignora o direito educacional há séculos e isso se reflete nos dias de hoje através de índices negativos como por exemplo, o baixo rendimento das notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com nota 2,8 a Bahia desceu duas casas e agora está na 21° posição. Precisamos cobrar do poder público para transformar essa realidade”. Severiano ainda fundamentou a responsabilidade deste compromisso na educação básica. “É o alicerce da cidadania, que dá oportunidade para avançar nos estudos e o capacita para ingressar na faculdade.

Comente agora
13
Set
Vereadora que ganhou apenas o próprio voto na última eleição assume vaga na Câmara de Coronel Pilar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:44h

Uma candidata à Câmara de Vereadores que ganhou apenas o próprio voto durante as eleições municipais de 2012 tomou posse na última quarta-feira (03/09), em Coronel Pilar, município de 1,7 mil habitantes próximo a Bento Gonçalves e Garibaldi. Veridiana Bassotto Pasini, 39 anos, não foi votada sequer pelo marido. Filiada ao PTB, a secretária de dentista assume como sétima suplente da coligação entre o partido com o PP e o PMDB. Veridiana foi empossada porque o titular da coligação, Luciano Contini (PMDB), precisou se afastar por licença médica durante 60 dias. A suplente Iraci Moresco Zanatta assumiu por 30 dias, deixando lugar vago para outro. Como os seis suplentes seguintes da lista não assumiram por motivos diversos, o cargo caiu no colo da secretária. Ela ficará no cargo até o início de outubro.

— Eu não esperava, mesmo sem querer acabei entrando. Concorri para preencher a cota de mulheres candidatas na coligação e optei por não fazer campanha — revela a mulher.

Um comentário
13
Set
Agenda dos candidatos neste sábado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:41h

Os candidatos ao governo do estado seguem agenda pelo interior doe stado neste sábado. Acompanhe: 

 Lídice da Mata (PSB): concede entrevista a Rádio Nacional de Itabuna e faz caminhada e panfletagem em Alagoinhas.

 Marcos Mendes (Psol): encontro com ex-alunos da antiga Escola Técnica da Bahia, atual IFBA, localizada no Barbalho.

 Paulo Souto: visita o município de Buritirama e a colônia de pescadores em Xique-Xique. Participa de ato político no Clube Beneficente de Operários da cidade. Pela tarde segue em carreata por Santa Maria da Vitória e São Felix do Coribe. À noite faz comício em Bom Jesus da Lapa.

 Renata Mallet: caminhada no bairro de Boa Viagem, em Salvador pela manhã.

 Rogério Da Luz (PRTB): visita o Centro de Recuperação da Igreja Mistério dos Querubins pela manhã, e creches de Feira de Santana, à tarde. Pela noite vai ao Parque de Exposição de Feira de Santana.

 Rui Costa )PT): encontro com a imprensa em Ilhéus e caminhada com a chapa majoritária pela cidade. À tarde faz carreata em Adustina, Fátima, Cícero Dantas e Glória e finaliza o dia com comício em Paulo Afonso.

Comente agora
13
Set
Marina promete ‘blindar’ bancos públicos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:14h

Em encontro na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disse que, se eleita, não permitirá que os bancos públicos passem pela mesma situação que vive a maior estatal brasileira. “Não permitiremos que se façam com os bancos públicos o que fizeram com a Petrobras”, declarou. Marina criticou o “aparelhamento” do Estado e citou as agências reguladoras. Para ela, a sua adversária do PT, Dilma Rousseff, não apresentou um programa de governo porque está comprometida com grupos políticos, que por sua vez, diz, fazem a indicação dos diretores das agências. “Ela não poderá dizer que os critérios (para indicações) serão técnicos”, afirmou. Em seu discurso, Marina voltou a falar da Petrobras e disse que, ao não ter um plano de governo, Dilma na verdade não pode dizer a Renan Calheiros (presidente do Senado – PMDB) “que ele não poderá mandar na Petrobras”. Marina também disse que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa era homem de confiança de Dilma e Lula. (Agência Estado)

Comente agora
12
Set
Deus me revelou que Marina será presidente, afirma pastor que evangelizou a candidata
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:51h

Marina Silva vem de uma família de católicos praticantes. Desejando ser freira, chegou a ser noviça durante sua juventude. Contudo, em 1995 ela se tornou evangélica e teve uma mudança de vida. Já adulta, após ser acometida de cinco malárias, uma leishmaniose e uma hepatite, Marina fez um tratamento de saúde nos Estados Unidos, mas não teve sucesso. De volta ao Brasil, ouviu do médico “A senhora não precisa de um médico. A senhora precisa é de um milagre”. Ligou então para seu amigo, o pastor André Salles, que na época estava na Assembleia Bíblica da Graça. Marina recebeu a oração pelo telefone. Enquanto orava por ela, Salles afirmou que recebia uma revelação do Espírito Santo. Passou a descrever então com detalhes, uma pessoa que estava atrapalhando a vida de Marina. Crendo no que ouvira, a ex-senadora passou então a frequentar os cultos na igreja do pastor. Anos mais tarde, em 2004, tornou-se missionária da Assembleia de Deus. Em uma entrevista à revista Época, o pastor Salles, agora ligado ao ministério Plenitude do Trono de Deus, contou que mais de uma vez, em suas orações, recebeu uma revelação divina. A imagem é Marina Silva, candidata à Presidência da República andando por uma trilha de luz. “Vejo o próprio Deus preparando o caminho para ela passar”, asseverou. “O Senhor tem esse propósito para a vida dela, de ser presidente do Brasil”.

Comente agora
12
Set
Marina é hostilizada por grupo LGBT em Fortaleza
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:59h

Um grupo LGBT hostilizou a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, no início do seu discurso em comício no centro de Fortaleza (CE). Com bandeiras do movimento e cartazes dizendo “Abra sua mente, gay também é gente”, o grupo vaiou a candidata. Ainda durante o discurso de Marina, houve um princípio de tumulto entre os militantes do PSB que estavam na praça e o grupo LGBT. Ao perceber as vaias, Marina disse que convivia com a diversidade e que só na ditadura as pessoas são impedidas de se manifestar. Ela destacou que seu programa de governo preservava mais as bandeiras do movimento do que as propostas defendidas por sua adversária, a presidente Dilma Rousseff (PT). A presidenciável conseguiu contornar a situação, lembrando que seus parentes são do Ceará e que, por essa razão, se sentia em casa. “Na casa da gente, a gente recebe bem, com respeito e educação”, rebateu. No discurso, de aproximadamente 20 minutos, Marina se emocionou ao lembrar das dificuldades que sua família viveu no seringal Bagaço, no interior do Acre. Ela mencionou um episódio em que seus pais deixaram de comer para alimentar os filhos. “Quem viveu essa experiência jamais acabará com o Bolsa Família”, declarou.

Comente agora
12
Set
PT vai MPE contra Marina por ‘difamação eleitoral’
Postado por: Letícia Oliveira / 17:48h

O Diretório Nacional do PT entrou com uma representação nesta sexta-feira, 12, no Ministério Público Eleitoral, contra a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, alegando “crime de difamação eleitoral” nas declarações dadas pela ex-ministra durante sabatina ao jornal O Globo, nesta quinta-feira, 11. Segundo nota divulgada pelo partido, a representação registra que, durante a sabatina, Marina “extrapolou – e em muito – o mero direito de crítica, ferindo abertamente a honra da agremiação, bem jurídico tutelado pelo tipo penal em questão”. Na ocasião, a ex-ministra afirmou que não consegue imaginar as pessoas confiando em “um partido que coloca por 12 anos um diretor para assaltar os cofres da Petrobras”, em referência ao PT e ao ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. “As declarações foram reproduzidas no portal de notícias G1 e divulgadas no canal de internet TV40, da campanha de Marina, e hoje são a principal manchete do jornal O Globo”, diz a nota do PT. Para o coordenador jurídico da campanha à reeleição de Dilma Rousseff, Flávio Caetano, “está demonstrada a intenção de macular imagem do PT com finalidade eleitoral, configurando o crime de difamação eleitoral previsto no art. 325 do Código Eleitoral”. De acordo com o artigo, se comprovada a difamação, a candidata pode receber como pena detenção de três meses a um ano, e pagamento de cinco a 30 dias-multa. O artigo 357 do Código Eleitoral determina que o Ministério Público fará sua análise da denúncia dentro do prazo de dez dias.

Comente agora
12
Set
Dilma: reajuste de combustível na refinaria foi de 32%
Postado por: Letícia Oliveira / 13:56h

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) minimizou nesta sexta-feira, 12, a defasagem nos preços da gasolina e da energia elétrica. Durante sabatina promovida pelo jornal O Globo, Dilma afirmou que no seu governo ajustou “o combustível na refinaria em 32%”. “O reajuste na bomba é menor. Eu reajustei em termos reais acima da inflação”, disse. A petista destacou que o reajuste do preço internacional do petróleo é extremamente influenciado por fatores políticos. “Vamos ver o que os EUA fazem com o gás e o petróleo. O gás é US$ 4, US$ 4,5. Hoje, no mundo, o preço do gás de xisto está, em alguns lugares, em US$ 14, US$ 15″, disse. “Por que o EUA não vendem de acordo com o mercado internacional?. Eles querem recompor a indústria siderúrgica. Eles queriam recompor indústrias que eles perderam”, completou. Dilma disse ainda que os preços da energia elétrica no País este ano “têm crescido razoavelmente” e que as térmicas “existem não só para a paisagem”. “Nos meus quatro anos, eu fiz a mesma quantidade de geração do que Fernando Henrique em oito anos”, disse. Segundo Dilma, o governo tomou providências para que não acontecessem apagões e negou que as empresas elétricas estejam “quebradas”. “Nenhum desses problemas tem a ver com a redução (nas tarifas) do ano passado. Faltou água no Brasil. Tanto que o governo de São Paulo, que não tomou as providências que tomamos, tem um racionamento forte”, afirmou. A presidente disse ainda que “passada a eleição” vai revisitar as empresas “e ver o que aconteceu”. “Dizer que estão quebradas é dizer que elas não têm condições de pagar por algo que devem. Elas têm condições. Não estamos sem energia elétrica e estamos na maior seca de todos os tempos”, reforçou.

Comente agora
12
Set
Tendências: Marina não soube aproveitar vantagens
Postado por: Letícia Oliveira / 13:05h

A ex-senadora Marina Silva, candidata à Presidência da República pelo PSB, parece não ter sabido fazer jus aos dados empíricos do quadro eleitoral, que logo após a morte do então candidato do partido Eduardo Campos, lhe deram expressiva vantagem em relação a seus oponentes. A avaliação é do cientista político da Tendências Consultoria Integrada, Rafael Cortez. Para ele, agora que a ex-senadora foi exposta ao debate de ideias e ao processo de desconstrução que o PT a submeteu, Marina parece ter estacionado nas intenção de votos. É o que mostra a pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira, 12, segundo qual a candidata à reeleição Dilma Rousseff oscilou de 37% para 39% das intenções de votos; Marina Silva foi de 33% para 31% e Aécio Neves, candidato do PSDB, estacionou nos 15%. “O que esta pesquisa mostra é que o quadro eleitoral se tornou mais competitivo e passou a descartar a ideia de que a eleição de Marina estava dada como certa”, disse Cortez ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. Para o cientista político, a pesquisa mostra o processo de normalização do quadro eleitoral e da própria candidata do PSB. “No começo, Marina estava como que quase uma candidata à parte”, disse o analista. Para ele, naquele momento em que as atenções se voltavam para a trágica morte de Eduardo Campos e em que Marina ainda não tinha sido convocada a expor suas ideias, o PT não encontrava uma brecha para desconstruir a candidatura da ex-senadora. (Agência Estado)

Comente agora
12
Set
Rejeição a Aécio dispara e Dilma avança sobre eleitorado de Marina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:58h

A pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada nesta quarta-feira mostra um quadro ainda mais difícil para o candidato tucano à Presidência da República. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece com o maior índice de rejeição entre os candidatos, com 45%, de acordo com o levantamento, enquanto a rejeição à presidenta Dilma Rousseff (PT) cai para 42% e a de Marina Silva (PSB/Rede Sustentabilidade) sobe para, 40%. Ela aparece com 42% das intenções de voto contra 41% da candidata petista, em empate técnico, em um eventual segundo turno da eleição presidencial de outubro. Segundo a pesquisa, Dilma lidera no primeiro turno com 36% das intenções de voto, ante 28% de Marina e 15% de Aécio Neves, do PSDB. A margem de erro de 2,2 pontos. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira, é o primeiro do instituto Vox Populi para a revista Carta Capital desde a entrada de Marina na corrida presidencial no lugar de Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo em agosto. Levantamentos da semana passada dos institutos Datafolha e Ibope colocam Dilma e Marina empatadas no primeiro turno, sendo que a ex-ministra venceria em um eventual segundo turno. O campo da pesquisa Vox Populi foi realizado após a divulgação, na sexta-feira, de denúncias de um suposto esquema de corrupção na Petrobras. Informações vazadas a partir do depoimento do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa à Política Federal, mediante delação premiada, revelaram um suposto esquema de repasse de recursos a políticos de partidos da base aliada do governo. Costa comparecerá, na próxima quarta-feira a um depoimento marcado pelo presidente da CPI mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), após revelar à Justiça um esquema de corrupção na empresa.

Comente agora
12
Set
ACM Neto diz que governo Wagner é autoritário e quer fazer política com metrô
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:48h

O prefeito ACM Neto (DEM) reagiu às críticas do governo estadual e afirmou que a administração é “autoritária” e “quer fazer política com o metrô, sem qualquer consideração para com a população”. O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Manoel Ribeiro, havia declarado que a operação comercial do sistema será postergada porque a gestão municipal não cumpriu com o acordo de implantar linhas de ônibus nas estações para a integração. Segundo Neto, a implantação das linhas iria acarretar no aumento do custo da tarifa dos ônibus e a prefeitura não quer permitir o reajuste. “O governador Jaques Wagner quer fazer uma intervenção na prefeitura para prejudicar a população de Salvador, principalmente os mais pobres que não podem pagar uma tarifa de ônibus de cerca de R$ 4”, acusou. O gestor ainda cita que o episódio de criação da entidade metropolitana, para regulação do serviço de água e transportes, que seria “uma clara tentativa de tirar a autonomia do município”. “Nós estamos contestando no Supremo. Agora, quer beneficiar os empresários do metrô passando por cima da autoridade constitucional da prefeitura. Vamos resistir e defender os interesses do povo”, disse. O prefeito afirmou que o Município tem se esforçado para possibilitar a operação plena do metrô, ao contrário do Estado, que não teria se empenhado para solucionar “pendências técnicas e de segurança estabelecidas pela legislação”. Neto declara que, para a operação experimental do sistema, iniciada na Copa do Mundo, a prefeitura teve que abrir mão, temporariamente, de questões ainda não foram sanadas pela operadora do sistema, a concessionária CCR. Ele não especifica, no entanto, quais as supostas pendências a serem resolvidas pelo governo estadual e pela empresa.

Comente agora
12
Set
Candidato a deputado, Dr Rey promete plásticas pelo SUS
Postado por: Anacley Souza / 12:40h

Após ganhar o título de Dr. Hollywood pelo mundo, o brasileiro e cirurgião plástico Robert Rey percorre as ruas do Estado de São Paulo para conquistar neste ano o cargo de deputado federal pelo PSC. Confiante, Rey acredita que após eleito seu maior desafio será ser aceito pelos políticos de Brasília. Para ele, o Congresso Nacional é um reflexo das ruas, onde enfrenta diariamente apelidos como “Dr. Gay” de alguns eleitores pelo seu “estilo e carisma”. “Sei que vou encontrar muita salsicha velha e corrupta em Brasília. Já vejo alguns grupos me olhando e falando: ‘Olha o Dr. Gay’. Se isso acontecer, vou direto para a imprensa denunciar os velhos que encherem o meu saco”, garante ao iG, em entrevista na zona sul de São Paulo, que começou com três horas de atraso. Além da reportagem, uma equipe de ao menos 10 profissionais o aguardava para a gravação de novas inserções do horário eleitoral. Rey conserva o sotaque americano, sente dificuldades com o português e mantém o discurso “da democracia quase perfeita” que conheceu após 37 anos nos EUA. Mas dispensa a pontualidade dos gringos. Seus atrasos são corriqueiros e não surpreendem os profissionais que o acompanham em campanha pelo Estado. Com um rápido pedido de desculpas, o cirurgião entrou na produtora com sua mala de mão Louis Vuitton, onde leva todos os itens “essenciais”, entre cosméticos, santinhos e dois diplomas de Harvard plastificados.

Comente agora
12
Set
"Eu não sabia o que ele estava fazendo", afirma Dilma sobre demissão de Paulo Roberto Costa
Postado por: Anacley Souza / 12:27h

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (12), em sabatina do jornal "O Globo", que demitiu o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa por falta de "afinidade" com ele. Segundo a presidente, ela não considerava Paulo Roberto como alguém afim com o governo. O ex-diretor foi preso pela Polícia Federal e é suspeito de envolvimento em esquema de corrupção na Petrobras. Dilma voltou a dizer que, antes da operação da PF, não sabia das denúncias contra Paulo Roberto. Ele foi diretor da estatal entre 2004 e 2012. "Eu acho que se tivesse sabido de qualquer coisa a respeito do Paulo Roberto, ele teria sido demitido e investigado. Ele não era um pessoa que eu considerava afim com meu governo. Eu tirei o Paulo Roberto. Eu não sabia o que ele estava fazendo. Eu tirei porque eu não tinha afinidade nenhuma com ele", afirmou a presidente. Ainda ao responder sobre suspeitas de corrupção na Petrobras, Dilma afirmou que o governo dela investiga denúncias "a fundo". Ela também disse que a impressão de que aumentou a corrupção no país se deve ao fato de o atual governo investigar mais do que gestões anteriores. Para ela, o país não tem mais a figura do "engavetador-geral" de denúncias.

Um comentário
12
Set
Forbes lista cinco motivos para não reeleger Dilma Rousseff
Postado por: Anacley Souza / 11:12h

Sob o comando da presidente Dilma Rousseff, o “Brasil passou da efervescência para a melancolia”. Essa é a opinião de Anderson Antunes, colunista da revista Forbes, que elencou cinco motivos para os brasileiros não reelegeram a petista para a Presidência da República nas eleições de 5 de outubro. De acordo com a artigo, o Brasil, nos últimos 20 anos, passou por uma “transformação social e econômica” que tirou “dezenas de milhares de pessoas da extrema pobreza”, além de alcançar o sétimo lugar entre as maiores economias do mundo. Entretanto, essas conquistas se devem aos governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva, antecessores de Dilma que conseguiram se reeleger. A recessão técnica da economia – após duas quedas consecutivas do Produto Interno Bruto (PIB) nos primeiro e segundo trimestres deste ano -, a inflação que persiste em se manter ao redor do teto da meta do Banco Central e escândalos da Petrobras são alguns dos motivos que, segundo Anderson Antunes, fazem o governo Dilma Rousseff não ser mais o ideal para o País. Confira os cinco motivos do colunista da Forbes para que Dilma Rousseff não seja reeleita:

1 – O Brasil não cresceu como poderia e deveria durante o governo Dilma
Segundo o colunista, a economia do País cresceu 7,5% em 2010, último ano de Lula na presidência, com o Brasil sendo um dos maiores exportadores de produtos manufaturados e agrícolas, além de minério de ferro.

Comente agora
12
Set
Ibope: Dilma tem 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15%
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:52h

Pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta-feira (12) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 39% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 31%. AécioA pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira foi realizada entre os últimos dias 5 e 8, antes portanto da pesquisa Datafolha divulgada na última quarta (10) e realizada entre os dias 8 e 9. O levantamento do Ibope foi divulgado somente nesta sexta por opção do contratante, a CNI. Na pesquisa anterior do Ibope, do último dia 3, Dilma tinha 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%. O percentual de indecisos era de 5% no último levantamento e o dos que disseram que votarão nulo ou em branco era de 7%. Confira abaixo os percentuais de cada candidato na modalidade estimulada da pesquisa (em que o entrevistador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):

  1. - Dilma Rousseff (PT): 39%
  2. - Marina Silva (PSB): 31%
  3. - Aécio Neves (PSDB): 15%
  4. - Pastor Everaldo (PSC): 1%
  5. - José Maria (PSTU): 0% *
  6. - Luciana Genro (PSOL): 0%*
  7. - Eduardo Jorge (PV): 0%*
  8. - Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
  9. - Eymael (PSDC): 0%*
  10. - Levy Fidelix (PRTB): 0%*
  11. - Mauro Iasi (PCB): 0%*
  12. - Branco/nulo: 8%
  13. - Não sabe/não respondeu: 5%
2 comentários
12
Set
Mantega nos ajudará até o fim do governo, diz Dilma
Postado por: Anacley Souza / 08:15h

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff voltou a explicar a saída do ministro da Fazenda, Guido Mantega, caso ela seja reeleita e disse que tem "muito apreço" por ele. "O Mantega me comunicou que não ia continuar se por ventura eu fosse eleita, como achei que isso ia vazar, fiz aquela resposta: governo novo equipe nova", disse, durante sabatina promovida pela Rede TV e pelo portal IG. "Tenho grande apreço pelo Mantega e ele nos ajudará até o último dia do governo", completou. Questionada sobre mudanças em sua política econômica em um eventual segundo mandato, Dilma afirmou que o pode alterar a condução do governo na economia "é uma mudança da realidade", disse, citando novamente que o país ainda sofre com os impactos da crise mundial de 2008. Ela afirmou, no entanto, que "todo mundo tem que aprender, melhorar e evoluir". Dilma citou ainda a manutenção do emprego no Brasil e disse que Europa e Estados Unidos estão em um caminho de recuperação que deve ajudar os emergentes. "Espero e tenho certeza que o mundo melhore a sua situação econômica nos próximos meses e anos e isso porque já faz praticamente seis anos da crise", completou. Dilma disse ver um pouco de "machismo" e discriminação na sua fama de ser autoritária e centralizadora.

Comente agora
12
Set
Sócio do Babesp é servidor público, diz colunista
Postado por: Anacley Souza / 07:45h

Sócio oficial do instituto de pesquisas Babesp e beneficiário de bolsas de estudos pagas pela Assembleia Legislativa, Roberto Pereira Matos, é também servidor público vinculado à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), onde ocupa o cargo de técnico administrativo, número de cadastro 13.155.939-2. Segundo a coluna Satélite, do Correio, Roberto recebeu R$ 10.880 em 2013 e 2014, para bancar os estudos de um filho, conforme dados obtidos no portal de transparência do governo da Bahia. Os recursos, incluindo uma parcela de R$ 1.920 paga em 15 de julho, foram autorizados pelo presidente da Casa, o deputado Marcelo Nilo (PDT). (Portal Política Livre)

Comente agora
12
Set
Marina promete seleção de diretores da Petrobras por análise de currículo
Postado por: Anacley Souza / 06:56h

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira (11) que num eventual governo seu a diretoria da Petrobras será escolhida por um “comitê de busca” que deverá analisar o currículo de candidatos. Segundo Marina, o modelo deve ser seguido por outras empresas públicas e agências reguladoras. “No nosso programa estamos assumindo o compromisso de que [nas] empresas como Petrobras, as agências, que são importantes, e os Correios nós iremos fazer a escolha recebendo currículo de pessoas honestas e competentes comprometidas com a gestão pública. Faremos um comitê de busca para fazer o preenchimento dos cargos", disse Marina. Reportagem da revista "Veja" publicada no último fim de semana apontou o nome de políticos que teriam sido citados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, em depoimentos de delação premiada, como beneficiários de um esquema de pagamento de propina com recursos de contratos da estatal. Costa foi preso pela Polícia Federal por suspeita de desviar dinheiro de contratos para pagar propina a políticos. Marina defendeu a criação de um "comitê de busca" para o quadro de diretores de estatais durante palestra no Clube de Engenharia, no Centro do Rio. De acordo com a candidata, a ocupação de cargos nas companhias por meio de indicação política cria “nichos de corrupção”. Ela voltou a afirmar que o PT quer fazer uma “cortina de fumaça” para esconder os escândalos na estatal.

Comente agora
11
Set
Ministro do TSE suspende propaganda de Dilma sobre Mais Médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:33h

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga determinou que a campanha de Dilma Rousseff não exiba mais trecho de propaganda em que a presidente e candidata do PT à reeleição conversa com profissionais do programa Mais Médicos. O entendimento do ministro é de que houve privilégio no uso da estrutura do poder público na propaganda, pois a candidata gravou o programa em uma Unidade Básica de Saúde, em Guarulhos (SP). Na decisão, o ministro impede que o trecho veiculado seja reexibido. A Coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), questionou o programa no TSE, argumentando que a equipe de Dilma paralisou os serviços de um posto de saúde para gravar o programa e utilizou o conjunto do serviço público e dos servidores em unidade gerida por governo municipal cujo prefeito é do PT. A coligação do tucano também alega que a propaganda tinha fim eleitoral em detrimento do interesse público. O ministro apontou que a representação deve ser direcionada aos agentes públicos: Dilma Rousseff, Michel Temer e o ministro da Saúde, Arthur Chioro. A coligação de Aécio pretendia incluir ainda os funcionários da UBS, entre eles dois médicos cubanos. O trecho da propaganda tem aproximadamente dois minutos. (Estadão)

Comente agora
11
Set
Para analistas, políticos ignoram gritos de jovens por representatividade
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

Governantes e políticos ainda não foram capazes de responder às demandas, vindas principalmente de jovens, por mais representatividade na política, segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil. Para eles, a desconfiança e a sensação de distanciamento dos jovens em relação ao sistema político, expressas principalmente durante as manifestações de junho de 2013, ainda estão presentes a três semanas do primeiro turno das eleições. Para David Fleischer, professor de ciência política da Universidade de Brasília, a incapacidade de implementar os pedidos das ruas fez com que o sentimento de frustração com as instituições políticas evidenciado em 2013 – especialmente entre as gerações mais novas – continuasse neste ano. "Esse foi o grande grito do ano passado: eu não me sinto representado. Os políticos ensaiaram fazer algumas reformas no sistema político, mas não deu em nada, não reformou nada", disse Fleischer. Segundo Benedito Tadeu César, professor de ciência política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a juventude se sente distante das formas institucionais de política. "Esta juventude se sente órfã. O jovem não tem interesse por essa política que está aí. Ela não se reconhece nesses instrumentos", disse, acrescentando que o atual modelo é fruto da sociedade industrial do século 19. Ampliar As demandas por novas formas de representatividade e participação políticas estavam no centro das manifestações de 2013 juntamente com reivindicações por melhorias na saúde, transporte e educação. Durante as manifestações, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, propôs a convocação de um plebiscito que autorizasse uma constituinte exclusiva para a reforma política. Mas a proposta recebeu forte oposição no Congresso e acabou não progredindo.

Comente agora
11
Set
Dilma deveria renunciar, diz Pastor Everaldo sobre caso Petrobras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:43h

Para o candidato à Presidência da República pelo PSC, Pastor Everaldo, a atual presidente Dilma Rousseff (PT) deveria renunciar ao mandato por conta das denúncias do pagamento de propinas na Petrobras. As denúncias foram confirmadas pelo ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que entregou o nome de três governadores, seis senadores, 25 deputados federais e um ministro que teriam sido beneficiados com o esquema de corrupção. “Sinceramente, não posso fazer julgamento temerário, mas se ela tivesse um pouco de bom senso, deveria renunciar à presidência e à candidatura. Não é possível que ela, que é gestora, tenha deixado acontecer tudo isso e dizer ‘eu não sabia'”, disse Everaldo ao jornal O Globo. “Chega de PT, e como eu disse, fora a atual presidente Dilma. Ela deveria sair agora”, completou ele que diante do tema reforçou seu plano de privatizar empresas estatais para “enxugar a máquina pública” e para evitar casos como esse de corrupção. Everaldo foi questionado se na campanha de 2010 o PSC recebeu mesmo os R$ 4 milhões do PT para apoiar a candidatura de Dilma, valor este que o candidato não negou ter recebido, mas que sua legenda dispensou.

Comente agora
11
Set
TRE contrata multinacional por R$ 7,1 mi para tomar conta das urnas na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 17:12h

Diferente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, que contratou a mesma empresa que presta serviço ao governo Roseane Sarney (PMDB) para realizar a gestão das urnas nas eleições deste ano, o TRE na Bahia contratou uma empresa multinacional brasileira para atuar nos 417 municípios baianos no próximo dia 5 de outubro e 26 do mesmo mês, caso ocorra 2º turno em algum dos pleitos. Ao todo, a companhia recrutará pouco mais de 900 profissionais com experiência mínima de 3 meses em microinformática e conhecimento em operação e instalação de aplicativos. Os chamados “Técnicos de Eleição" devem garantir o pleno funcionamento dos equipamentos nas 33.878 seções espalhadas pelas 205 zonas eleitorais do estado. Na justificativa para a contratação da empresa, o TRE-BA afirma que as atividades atribuídas ao Tribunal e aos cartórios eleitorais saltam significativamente nesse período. “A contratação dos serviços de apoio se faz necessária tendo em vista o aumento considerável da demanda pelo serviços cartorários em ano eleitoral, por meio do auxílio aos servidores dos cartórios na operacionalização dos sistemas eleitorais 2014 e demais atividades de apoio à preparação das eleições".

Comente agora
11
Set
'Aumentaram para Paulo Souto', diz Marcelo Nilo sobre pesquisa do Ibope
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:38h

Contratante da pesquisa produzida pelo instituto Bahia Pesquisa e Estatística Ltda (Babesp), o presidente da Assembleia Legislativa (Al-BA), Marcelo Nilo (PDT), ironizou os números da última pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (10). A diferença mais significativa entre o levantamento encomendado pela TV Bahia e o divulgado pelo Babesp na última segunda-feira (8), de acordo com o parlamentar, seria a disparada na pontuação atrelada ao candidato ao governo Paulo Souto (DEM). Comparando as estimativas, Souto obtém sete pontos a mais na pesquisa do Ibope, com 46% das intenções de voto, em detrimento dos 39% apontados pelo levantamento do Babesp. Já o postulante Rui Costa (PT) possui uma diferença de três pontos em relação às aferições: de 24% no Ibope, para 27% no Babesp. Na avaliação de outros governáveis, ambas as pesquisas não possuem resultados distoantes, ou que se excedam em, pelo menos, 4%. "Por que só Souto tá diferente? Aumentaram", acusou Nilo, em nota.

As avaliações do governo de Jaques Wagner contam com pontuações também bastante próximas, sem disparidades que excedam três pontos. As comparações entre ambos os levantamentos seriam uma resposta de Nilo quanto ao nível de credibilidade da pesquisa que ele encomendou, questionada após divulgação das relações do parlamentar com o sócio do Babesp. Recentemente, o Ministério Público (MP-BA) instaurou um inquérito civil para averiguar a bolsa de estudos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebida por Matos para o seu filho. "O conceito de carência é relativo", comentou Marcelo Nilo. O deputado afirmou, logo depois, que os critérios foram preenchidos. “Alguém que ganha R$ 4 mil não pode pagar R$ 2,5 mil de mensalidade da escola. Normalmente, as pessoas têm dificuldades para pagar a escola do seu filho, e ele tem não sei quantos. Estava dentro dos critérios. Ele ganha pouco. A empresa funciona só de dois em dois anos, para fins eleitorais”, respondeu o presidente do legislativo baiano. (por Maria Garcia - Bahia Notícias)

Comente agora
11
Set
Feliciano diz que Dilma deve explicações sobre corrupção na Petrobras
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:33h

O deputado federal e candidato a reeleição pelo estado de São Paulo, Marco Feliciano (PSC), criticou nesta terça-feira (09) a presidente Dilma Rousseff pelas denúncias de corrupção na Petrobras. As denúncias foram feitas pelo ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, após aceitar os termos de um acordo de delação premiada e causaram constrangimento. O ex-diretor da estatal foi preso em março pela Polícia Federal. Paulo Costa é acusado de participar de um mega esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef. Em um documento obtido pela revista Veja, Paulo cita pelo menos 25 deputados federais, 6 senadores, 3 governadores, um ministro de Estado e ao menos três partidos políticos (PT, PMDB e PP), que teriam tirado proveito de parte do dinheiro desviado dos cofres da Petrobras. Marco Feliciano fez uma publicação em sua página oficial no Facebook lembrando que Dilma Rousseff era Presidente do Conselho de Administração da estatal durante o período que o esquema de corrupção foi aplicado.

Comente agora
11
Set
TSE nega direito de resposta a Marina por propaganda de Dilma na TV
Postado por: Letícia Oliveira / 12:14h

O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta quinta-feira (11) direito de resposta à candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, para contestar propaganda veiculada na última terça (9) pela campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) que abordou propostas da ex-senadora em torno da autonomia do Banco Central. A coligação de Marina alegou à Justiça Eleitoral que a campanha petista distorceu sua promessa eleitoral de dar autonomia à autarquia federal que é uma das principais autoridades monetárias do país. Na decisão, o ministro Tarcísio Neto disse que não considerou as declarações da propaganda do PT ofensivas à candidata do PSB. Na avaliação do magistrado, as peças apresentaram “apenas crítica política”. “Creio, então, ser mais prudente, em prol da liberdade de expressão e do princípio do contraditório, não deferir a liminar por ora, sem prejuízo de reflexão mais verticalizada por ocasião da vinda à baila da defesa”, escreveu o ministro do TSE no despacho. Tarcísio Neto, no entanto, decidiu postergar sua decisão em torno de outro pedido de direito de resposta apresentado pela campanha do PSB ao Palácio do Planalto. A coligação de Marina também questionou junto ao TSE a forma como o PT tratou no horário eleitoral as propostas da ex-senadora para a exploração do petróleo do pré-sal. Segundo os advogados do PSB, as peças publicitárias veiculadas nos últimos dias na propaganda petista "atingem a imagem de Marina Silva e de sua candidatura”. (G1)

Comente agora
11
Set
Vice-prefeito sobre eleição da Câmara de S. A. de Jesus: "Voto nele (Albino), se tiver um compromisso com a administração"
Postado por: Letícia Oliveira / 11:48h

A eleição da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus continua no auge dos assuntos mais comentados no município. A fim de saber a opinião do vice-prefeito da cidade, Faustino Cunha, diante dos comentários de que o líder da bancada, o vereador Chico de Dega, teria convidado o vereador da oposição Albino Martins para concorrer pelo grupo da situação, a Rádio Recôncavo FM o entrevistou. Vale lembrar que o nome de Délcio Mascarenhas também é bastante cogitado para concorrer ao pleito. De acordo com Faustino, eleição de Câmara deve ser feito em período exato, ou seja, há uma emenda na lei orgânica que diz até, por exemplo, 01 de janeiro, mas o dia certo será esse e eu não tenho nome. Qualquer um que seja da base aliada do Governo Humberto Leite é bom para nós”, disse. Ele informou que há diversos nomes no grupo do prefeito, pois não se pode apenas citar um nome quando todos são bons, abrindo a possibilidade de votar em Albino Martins ao dizer: “Voto nele (Bino), desde quando ele tenha um compromisso com a administração municipal de Santo Antônio de Jesus. Voto em qualquer outro que não queira fazer um atraso de comércio e negócio na Câmara e trabalhe em prol do município. É de grande importância para mim e para o prefeito que seja um nome que somasse a cidade”. Em relação ao nome de Albino Martins, Cunha afirmou que já houve conversa com ele e com os demais edis, complementando que Albino tem o nome mais próximo no momento e está conversando constantemente com a gestão. Ainda conforme o vice-prefeito, se Bino sair como candidato e for propício ao prefeito terá apoio do grupo dele.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com