As comentadas

Bom dia , Quinta-feira, 31/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

11
Abr
Deputado Rogério Andrade viabiliza mais de meio milhão de reais para iluminação pública em Itatim
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:51h

A cidade de Itatim está em festa e o motivo é a grande obra de eletrificação que o Deputado Estadual Rogério Andrade conseguiu para o município. Atendendo ao pedido do prefeito Gilmar Nogueira, popularmente conhecido como “Tingão”, contando com a sensibilidade do então Secretário de Infraestrura do Estado, Dr. Otto Alencar e do Superintendente de Energia e Comunicação, Dr. Silvano Ragno, Rogério Andrade conseguiu viabilizar obras de implantação e melhorias da iluminação pública para Itatim, com investimentos na ordem de R$513.084,84 (quinhentos e treze mil, oitenta e quatro reais e oitenta e quatro centavos). A nova iluminação será implantada nas Avenidas Senador Theotônio Vilela e Irmã Dulce, requalificando todo o centro da cidade, que não contava com uma obra desse porte desde a década de 80, quando essas vias foram iluminadas. O Dep. Rogério Andrade fez questão de ir receber a carta de autorização para o início das obras junto com Tingão: “ Estou muito feliz por anunciar tão importante obra! O prefeito Gilmar tem sido um referência na Bahia, pela forma como tem conduzido o município, atento a todas as áreas e buscando melhorias efetivas para a cidade”, salientou o parlamentar. As melhorias na iluminação pública, na prática, resultarão em mais segurança e melhora na mobilidade urbana, refletindo na qualidade de vida das pessoas. “A nossa luta valeu! Com certeza, juntos, vamos conseguir muito mais!", afirmou Rogério Andrade. (Via assessoria de imprensa do deputado Rogério Andrade)

3 comentários
11
Abr
Debate: Uberdan diz que fiscalizará a prefeitura de S. A. de Jesus. Chico de Dega fala que vereador está ‘desequilibrado’
Postado por: Letícia Oliveira / 11:46h

Durante entrevista a rádio Andaiá FM, os vereadores de Santo Antônio de Jesus, Uberdan Cardoso (PT) e Chico de Dega (PDT) se estranharam quando foi tocado no assunto do apoio do PT na campanha do atual prefeito Humberto Soares Leite (PDT). Inicialmente falando Uberdan Cardoso disse: “disseram que o nosso partido só gosta de apoio, podemos entender isso a nível estadual e federal, por que o PT majoritariamente teve um contra ponto da política de FHC, mas se referiram ao município”. Ele destacou ainda que esse comentário não diz respeito à história verdadeira, por outro lado afirmou que não está preocupado com esses boatos, complementando que tem mandato e não cargo, “sou petista por convicção, não por adesão ou conveniência, no dia que eu entender que devo sair, prefiro mudar de dentro, não de fora criticando. Chantagem não cola comigo”, afirmou. O edil salientou que o prefeito Humberto apoiando quem quer que seja não fará diferença em seu mandato, que ficará na mesma postura. “Eu quero ajudar o gestor fiscalizando e apontando os erros, pois dessa forma ele vai cobrar mais dos seus secretários e passar a se comportar de olhos mais abertos com os gastos no município”, frisou.

O líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador Chico de Dega retrucou o comentário do colega afirmando que não gostou da fala do mesmo, considerando haver desrespeito para com ele. “Em momento nenhum dirigimos a ele sem forma, tenho grande respeito e admiração por Uberdan, mas a forma de condução está errada. Ele está um pouco desequilibrado”, disse. Chico salientou ainda que não faz política por emoção e sim com pé no chão e sinceridade, acrescentando que apoio é importante e se não fosse, os vereadores não seriam eleitos. “Eu nunca cheguei a esse pé de fazer essas colocações ao colega, não gostei. Quando Humberto foi candidato nós sacrificamos duas vagas de Gilson Bastos (PDT) e Everaldo Junior (sem partido) para eleger Uberdan e Ailton Santos (PT), mesmo depois de eles nos enganarem, não quiseram ser vice e não deram nenhuma resposta, depois vieram pedindo para ser candidato a vereador pelo nosso grupo e assim sacrificamos as vagas de dois colegas”, alegou.

Respondendo as revelações do vereador, Uberdan agradeceu ao apoio, reconhecendo o fato e dizendo que em momento algum estava ofendendo os seus colegas de profissão. Segundo Cardoso, o PT ficou até agosto do ano passado defendendo o prefeito em troca de nada, pois o mesmo não cumpriu o que prometeu com o partido, citando o PDDU participativo, a LUOS participativa, dentre outras coisas. “Não estou ofendendo ninguém, eu só estou falando o que eu penso. Vocês são meus companheiros de mandato, mas eu digo que no momento não posso me calar”, comentou. Uberdan deixou bem claro que na próxima segunda-feira (14) fará séria denuncia na Tribuna, pois, para ele, “a coisa está horrível na cidade, o que estão fazendo com o município é brincadeira, vou soltar a voz, não posso me calar diante das denúncias que surgem”, concluiu.

  1. Redação e Foto montagem: Voz da Bahia - Letícia Oliveira
5 comentários
11
Abr
Ministro libera para julgamento no STF ação contra Lei Geral da Copa
Postado por: Letícia Oliveira / 08:09h

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski liberou para julgamento no plenário a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona benefícios concedidos à Fifa previstos na Lei Geral da Copa. Agora, dependerá do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, marcar a data do julgamento. A ação, apresentada pela Procuradoria Geral da República, também é contra prêmios com verba pública para ex-jogadores da seleção brasileira que atuaram em 1958, 1962 e 1970. A Advocacia Geral da União defendeu, em documento enviado ao Supremo, a legalidade da lei. Em junho do ano passado, a PGR pediu a concessão de uma medida cautelar (provisória) para suspender três artigos da Lei Geral da Copa: o que prevê que a União assumirá os efeitos da responsabilidade civil de danos relacionados à Copa das Confederações de 2013 e à Copa do Mundo de 2014 (artigo 23); o que autoriza o pagamento de prêmios e auxílios a ex-jogadores (artigos 37 a 43); e o que isenta a Fifa de pagar gastos com processos, honorários periciais e despesas judiciais (artigo 53).

Comente agora
11
Abr
Com decisão do TRE, deputada Maria Luiza perde mandato na Assembleia Legislativa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:50h

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) condenou, nesta quinta-feira (10), a deputada estadual Maria Luiza Orge (PSC) por infidelidade partidária e cassou o mandato da parlamentar. Ainda cabe recurso da decisão. Segundo o Bahia Notícias, a Corte julgou procedente o pedido da Procuradoria Regional, feito em novembro do ano passado, com a alegação de desfiliação sem justa causa. A deputada, ex-mulher do ex-prefeito de Salvador João Henrique (PSL), havia trocado o PSC pelo PSD e depois retornou ao partido cristão. Com a perda do mandato, assume o suplente Paulo Magalhães Jr (PSC).

Comente agora
11
Abr
André Vargas retornará à Câmara em dez dias
Postado por: Letícia Oliveira / 07:11h

Menos de uma semana depois de pedir licença da Câmara por 60 dias, o deputado André Vargas (PT-PR) decidiu reassumir o mandato. Prepara o retorno para o próximo dia 21, logo depois da Páscoa. Confirmando-se essa data, a licença vai durar escassos 14 dias. O movimento contraria a vontade da direção do PT. O partido gostaria que Vargas renunciasse e fosse cuidar de sua defesa. Em privado, André Vargas recorda que o STF, instância que terá de decidir se abre ou não inquérito contra ele, ainda não se pronunciou. Por ora, precisa se defender apenas no Conselho de Ética da Câmara, onde já responde a processo por quebra de decoro parlamentar. Daí, segundo o deputado, sua decisão de retomar o mandato. Prepara um memorial com a sua versão sobre o envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Vai de deputado em deputado para entregar o documento. André Vargas está em São Paulo. Vai se encontrar, nesta sexta-feira (11), com os três dirigentes petistas designados pela Executiva para colher seu depoimento. O encontro foi pedido pelo próprio deputado, que estava incomodado com a perspectiva de o PT tratar do seu caso sem ao menos ouvi-lo. Com isso, o partido adiou o envio da encrenca à sua comissão de ética. Dependendo do desfecho, André Vargas pode ser advertido, suspenso ou, no limite, expulso da legenda. (Blog do Josias)

Comente agora
10
Abr
Graça Foster vai ao Senado na próxima terça
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:13h

A presidente da Petrobras, Graça Foster, ligou há pouco para o senador Lindberg Farias (PT-RJ) e avisou que irá ao Senado na próxima terça-feira (15) prestar esclarecimentos sobre as recentes denúncias envolvendo a estatal. Ficou acertado que ela será ouvida em sessão da Comissão de Assuntos Econômicos, presidida pelo próprio Lindberg. É uma estratégia da Petrobras e do governo de esvaziar a tentativa de instalar CPI da Petrobras. No mesmo dia, o Congresso tem sessão para ler o requerimento de criação da comissão mista. (G1)

Comente agora
10
Abr
Vereador Bino diz que se for candidato à presidência da Câmara de S. A. de Jesus será pelo grupo do ex-prefeito Euvaldo
Postado por: Letícia Oliveira / 20:48h

O vereador de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins (PSDB), conhecido Bino, tem sido uns dos nomes mais veiculados ultimamente quando o assunto é a eleição para presidência da Câmara. Há boatos de que o grupo do atual prefeito Humberto Leite (PDT) estaria veiculando o nome do legislador para o pleito. Em entrevista a Andaiá Fm, ele informou que todos os vereadores tem direito de ser candidato, "mas se for candidato um dia, tem que ser do grupo ao qual faço parte, do ex-prefeito Euvaldo Rosa (PSB). Tive apoio deles, fui eleito por eles e coloquei meu nome para ser julgado. Sou candidato dos vereadores, se eles votarem em mim, sentirei felicidade. Numa reunião na casa do vereador Antônio Nogueira, o Tom (PSB) cada um colocou sua proposta e vamos ver o que vai ser decidido”, afirmou. Bino também negou que seu nome está fechado para a presidência, salientando que está aguardando a resposta dos vereadores e não vai ser candidato do grupo atual. A respeito de um desejo de ser presidente da Casa Legislativa, o edil relatou que todos têm interesse e direito de querer a candidatura, acrescentando que o atual presidente Marcos Có (PP) pode ser reeleito, “é uma pessoa maravilhosa, eu votei nele. É um companheiro que está fazendo um trabalho espetacular”, frisou. Ainda não existe uma data definida para a eleição, segundo Bino, ainda existe uma emenda do vereador Délcio Mascarenhas (PP), “quando presidente, Délcio colocou no regimento que qualquer dia pode acontecer esse evento. Eu acho isso errado. Se um dia eu alcançar a presidência, será a primeira coisa que irei modificar, pois todo mundo fica na dúvida, a imprensa fica questionando, os meus colegas vereadores também não sabem ao certo. É preciso ter uma data exata para a eleição”, concluiu. 

  1. Redação e Foto: Voz da Bahia
Um comentário
10
Abr
Geddel diz porque aceitou ser candidato ao Senado na chapa de Paulo Souto
Postado por: Letícia Oliveira / 17:19h
O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, recebeu em sua residência a visita de lideranças políticas dos partidos da oposição, que levaram o seu apoio à candidatura ao Senado. Entre eles, Paulo Azi, Maurício Trindade, Elmar Nascimento, João Bacelar, Joceval Rodrigues, Sergio Passos, além de Leur Lomanto Jr. e Pedro Tavares. "Lutei com todas as minhas forças para ser candidato ao Governo da Bahia. Tinha dois caminhos, me deixar contaminar pelo lamento ou olhar em frente. Apostei que ninguém constrói na vida com amargo', disse. Segundo ele, ouviu a família e o pai antes de tomar a decisão. (Tribuna)
Comente agora
10
Abr
Oposição define chapa: Souto no governo e Geddel no Senado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:08h

A chapa da oposição para as eleições de 2014 na Bahia foi definida, de acordo com anúncio do prefeito de Salvador ACM Neto nesta quinta-feira, 10, em sua página no Twitter. O ex-governador Paulo Souto (DEM) vai encabeçar a chapa ao lado de Joaci Góes, como candidato a vice-governador. Já Geddel Vieira Lima (PMDB), que disputava a vaga com Paulo Souto, vai concorrer para o Senado. Nos bastidores da política, havia a dúvida se com a indicação de Paulo Souto teria um racha na oposição e o peemedebista iria concorrer em outro grupo. Pelo visto, Geddel aceitou ser preterido. (Atarde)

Um comentário
10
Abr
Ex-senador é condenado a 48 anos de prisão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:59h

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação do ex-senador Luiz Estevão por fraude em licitações e superfaturamento da construção do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo (TRT-SP), na década de 1990. Ele foi condenado em 2006, mas recorreu. A sexta turma do STJ já havia decidido pela manutenção da pena e, agora, a terceira seção manteve o entendimento ao julgar os embargos apresentados por Luiz Estevão. Em sua defesa, o ex-senador argumentou que houve omissão no julgamento anterior em relação à produção de provas periciais contábeis na acusação de peculato. Por seu envolvimento no escândalo de desvio de recursos para a construção da sede do TRT-SP, ele teve seus bens indisponibilizados para ressarcir os cofres públicos em mais R$ 251 milhões. O esquema teve a participação do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto que cumpre pena na Penitenciária Doutor José Augusto Salgado, em Tremembé (SP). Como o réu responde ainda por peculato, corrupção ativa, estelionato, uso de documento falso e formação de quadrilha, sua pena total chega a 48 anos – dos quais 14 já prescreveram. O ex-senador ainda pode entrar com pedido de embargo declaratório no STJ e recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF). Informações do Terra.

Comente agora
10
Abr
Senador do PDT irá relatar propostas do governo para disciplinar protestos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:25h

Na tentativa de garantir a votação de projeto de lei que defina regras para os protestos de rua antes da Copa do Mundo, o governo federal decidiu encaminhar as sugestões que vinham sendo elaboradas pelo Executivo nos últimos meses para o gabinete do senador Pedro Taques (PDT-MT). O parlamentar do Mato Grosso, que é relator no Senado de proposta que regulamenta as manifestações populares, irá incluir as sugestões do governo no texto que ele está elaborando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A decisão de não enviar formalmente o texto que havia sido elaborado pelo Executivo ao Congresso Nacional foi tomada nesta quinta-feira (10) durante reunião entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, com dirigentes do Legislativo. O encontro ocorreu nesta manhã no gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou a participar da reunião, mas saiu antes do encerramento. O projeto que pretende estipular regras para os protestos vinha sendo discutido no Executivo desde a eclosão das manifestações de junho do ano passado, que levaram milhares de pessoas às ruas do país. A intenção do governo era que a proposta pudesse ser aprovada a tempo de estar em vigor já na Copa do Mundo, que ocorre em junho deste ano.

Comente agora
10
Abr
"Composição já esperada", diz Wagner sobre chapa da oposição
Postado por: Letícia Oliveira / 14:32h

O governador Jaques Wagner disse nesta quinta-feira, 10, que a chapa formada pela oposição encabeçada por Paulo Souto (DEM), Joacy Góes e com Geddel Vieira Lima (PMDB) para o Senado já era esperada. "Eles fizeram uma composição que já era esperada com o DEM, PMDB e PSDB. Nós vamos jogar o jogo com a chapa que eles montaram. Eu sempre disse isso. A nossa chapa está montada e com a base totalmente unificada", disse Wagner. Prevendo possíveis ataques ao seu governo, Jaques Wagner afirmou que espera que a campanha da oposição invista na apresentação de projetos. "Vamos ver aquilo que os adversários vão apresentar. Mas eu espero que a campanha seja em torno de ideias e projetos para Bahia, sem ter ataques pessoais. Acho que a política já passou dessa fase". O governador também aproveitou para elogiar Rui Costa, que é candidato ao governo do Estado. "Ele tem uma taxa de desconhecimento muito alta, o que é positivo para qualquer campanha. Tem 50% (da população) que precisa conhecer Rui Costa. Mesmo sendo conhecido por apenas 50%, ele já atinge uma indicação que eu acho bastante positiva para esse período (da campanha). Estou muito seguro que temos um bom grupo político". A chapa da situação é formada por Rui Costa para o governo, o deputado federal João Leão (PP) como vice e o vice-governador Otto Alencar (PSD) como candidato ao Senado.

Um comentário
10
Abr
Após definição de chapa, Neto diz que é hora de 'costurar a mais ampla aliança'
Postado por: Anacley Souza / 13:02h

Coordenador do processo de escolha dos candidatos da chamada "união das oposições", o prefeito ACM Neto (DEM) disse que, após a apresentação da chapa de oposição ao governo, é preciso iniciar uma conversa com outras agremiações para fortalecer o grupo. “Existem muitos partidos que podem participar desta grande aliança. Alguns que, inclusive, já estão conversados e que sinalizam o desejo de caminhar com Paulo Souto no governo e Geddel no Senado [o vice do grupo é Joaci Góes, PSDB]. Agora, o nosso esforço, mas principalmente dos candidatos, será no sentido de costurar a mais ampla aliança possível exatamente com o objetivo de fortalecer, ainda mais, a chapa das oposições”, pontuou, em áudio encaminhado à imprensa nesta quinta-feira (10). Dentre as legendas que ainda não se associaram estão o PTN, PPS e PV, os dois últimos com negociações em curso também com a postulante do PSB, a senadora Lídice da Mata. Segundo Neto, além de iniciar a “conversa com os partidos”, a chapa vai formatar um plano de governo e compor uma coordenação eleitoral que avaliará todas as questões de pré-campanha. Entre as decisões que serão tomadas pela comissão está a criação de uma agenda de atividades na capital e no interior da Bahia. Clique aqui e ouça a fala do prefeito na íntegra.(Bahia Notícias)

Comente agora
10
Abr
TRE testa 615 urnas eleitorais na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 10:58h

A Bahia já testou 615 urnas durante o I Simulado Nacional de Urnas de 2014 para as eleições de outubro, quando o brasileiro votará para a Presidência da República, Senado, Câmara Federal e Estadual. Os testes foram realizados desde segunda-feira e terminaram ontem no Centro de Apoio Técnico (CAT), do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) , localizado em Pirajá (BR-324). De acordo com o chefe da Seção de Logística e Voto e Informatizado (Sevin), Livio Ara, “foi testado em março cerca de 10% de todas as urnas, para se ter uma previsão do que pode acontecer de falha”, explicou. Em relação aos resultados finais, Ara afirma que ainda não se tem um saldo total dos principais defeitos apresentados “porque anotamos tudo e só no final da votação simulada, os dados serão enviados para equipe técnica do TRE-BA, que irá fazer a totalização dos votos”. Para os testes não foram inseridos nomes de personalidades importantes, como em outros anos já aconteceu. Desta vez a opção foi por nomes estrangeiros e de difícil pronúncia.

Comente agora
10
Abr
ACM Neto deve lançar Paulo Souto ao governo da Bahia nesta semana
Postado por: Anacley Souza / 10:29h

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse a assessores que lançará nesta semana a candidatura do ex-governador Paulo Souto (DEM) ao governo da Bahia. O DEM pressiona o prefeito a fazer logo o lançamento. Ontem à noite, ACM Neto conversou com Souto e com o ex-deputado Geddel Vieira Lima (PMDB). O prefeito tenta montar uma chapa com Souto para o governo e Geddel para o Senado. Geddel quer trocar as posições: o peemedebista trabalha para ser o candidato a governador e para Souto concorrer a senador. (Revista Época)

Comente agora
10
Abr
Sessenta e três deputados processam Mário Kertész
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:01h

Os 63 deputados estaduais deram entrada na noite dessa terça (8), em um processo contra o radialista Mário Kertész, como o Bahia Notícias já havia antecipado. Os parlamentares consideram que o comunicador “ultrapassou os limites” da liberdade de imprensa, quando disse que os deputados são "sacanas". Mário Kertérsz cobra a lista de servidores da Assembleia, prometida por Nilo, durante entrevista à rádio Metrópole. Mas, até então, o documento não apareceu. O presidente da Casa justifica, dizendo que é necessário um pedido formal, documentado. Entre os parlamentares houve discussão. Zé Neto (PT) queria convencer os demais de que não seria necessário processar o radialista, mas, depois de embates com Nilo, voltou atrás. O único parlamentar que não processa MK é o deputado Capitão Tadeu (PSB). Ele é colunista na Metrópole. (Bahia Notícias)

Comente agora
10
Abr
Ex-prefeito de Amargosa teria deixado dívida de quase 10 milhões de reais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:33h

A Prefeitura Municipal de Amargosa foi pega de surpresa com um mandado judicial despachado pela Juíza do Trabalho, doutora Cássia Magali Moreira Daltro, determinando o pagamento da quantia de exatamente R$ 9.776.978,79 (nove milhões setecentos e setenta e seis mil novecentos e setenta e oito reais e setenta e nove centavos). De acordo com informações divulgadas pelo site Bahia 25 horas, no mês de março de 2009, o Ministério Público do Trabalho ponderou uma ação civil pública contra o Município de Amargosa e contra o ex-prefeito Valmir Almeida Sampaio em conseqüência da prática de contratos irregulares, sem a aprovação em concurso público, nomeações ilícitas de cargos em comissão e contratações temporárias sem a realização de prévio processo seletivo. Em maio do mesmo ano, as partes envolvidas celebraram um acordo na Justiça do Trabalho, em que Amargosa e o ex-prefeito comprometeram-se em diversas obrigações, como por exemplo, de não realizar contratações sem a prévia aprovação em concurso público ou processo seletivo. Ainda segundo a publicação, No mencionado acordo permaneceu estabelecida uma multa de R$ 1.000,00 por cada contravenção e por cada trabalhador contratado ou admitido irregularmente, caso houvesse o descumprimento das obrigações assumidas.

2 comentários
10
Abr
FHC descarta ser vice e torce para Dilma 'cair devagar'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:54h

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ao lançar nesta quarta-feira no Rio seu livro “O Improvável Presidente do Brasil”, afirmou que não será candidato à vice-presidência e que eleições são imprevisíveis. — Se for para ser vice, melhor ser presidente de uma vez. Já passei da idade — brincou o ex-presidente ao ser questionado por humoristas do Pânico, da Band, vestidos de Lula e Dilma. Sobre a popularidade de Dilma, FH disse que torce para “cair devagar” e que a eleição não está definida. — Não se pode saber o que pode acontecer numa eleição, sobretudo, num momento como esse no Brasil em que as pessoas estão inquietas, em que os partidos não tem capacidade de controlar o voto — afirmou o presidente no lançamento, na na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Comente agora
10
Abr
O peso das negociações da chapa das oposições
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:40h

Esta semana tem sido muito difícil para os negociadores da chapa das oposições. Como já foi divulgado pelo jornalista Raul Monteiro, Geddel Vieira Lima (PMDB), que perdeu a vaga de candidato a governador na chapa para Paulo Souto (DEM), estaria pedindo demais. De acordo com o que se comenta, o ex-ministro condicionou a sua disputa ao Senado a mais duas secretarias na prefeitura, à presidência da Assembleia Legislativa do Bahia (AL-BA), a duas secretarias de peso no governo Paulo Souto, em caso de vitória, à indicação do vice-governador e do próximo vice-prefeito de ACM Neto (DEM), que muito provavelmente, após uma possível saída de Neto a candidato para a chapa majoritária estadual, em 2018, se tornaria prefeito após dois anos de governo. Politicos ligados ao democrata acham difícil tal negociação. Segundo eles, ACM Neto só aceita falar sobre a composição da chapa e cargos na atual gestão. O disse-me-disse é tão grande que já afirmaram que Geddel tentou uma aproximação com Eduardo Campos (PSB) e almoçou com Rui Costa (PT). Como disse o nosso colunista Zeca de Aphonso, Geddel parou o baba, botou a bola debaixo do braço e gritou: vocês vão ter que me incluir. (BN)

Comente agora
09
Abr
Vargas renuncia à vice-presidência da Câmara
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:33h

O deputado André Vargas (PT-PR) anunciou nesta quarta-feira (9) a renúncia ao cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados. A decisão, segundo ele, se deu após a abertura de um processo de cassação de mandato por suposta quebra de decoro parlamentar, em virtude de suas relações com o doleiro Alberto Youssef. Numa carta divulgada em seu site, Vargas diz que com a renúncia, ele poderá se concentrar em sua defesa, e assim "não prejudicar o andamento dos trabalhos da Mesa Diretora, e também de preservar a imagem da Câmara, do meu partido e de meus colegas deputados". Na última segunda (7), Vargas pediu licença não remunerada de 60 dias do mandato de deputado após revelações de sua ligação com o doleiro. Segundo reportagem da revista "Veja" com base em relatório da PF, Vargas atuava junto com Youssef para captar verbas em projeto do Ministério da Saúde. Além disso, usou avião fretado pelo doleiro em janeiro para viajar de férias com a família.

Comente agora
09
Abr
Para evitar fim da união das oposições, partidos fazem apelo a Geddel e ao PMDB
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:06h

Os partidos que integram o grupo contrário à atual administração do PT na Bahia tentarão o último esforço para evitar o fim, mais uma vez, da pretendida união das oposições. Em reunião nesta quarta-feira (9), representantes das principais siglas antipetistas no estado decidiram se articular para fazer um apelo ao presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, a fim de que ele e sua legenda se mantenham no projeto. O Bahia Notícias apurou que nas últimas 24h o estimado encontro do peemedebista com o prefeito ACM Neto (DEM), coordenador do processo de escolha do candidato, não aconteceu. Geddel está resistente em aceitar o convite para integrar a coligação na condição de postulante ao Senado – o ex-governador Paulo Souto (DEM) já foi escolhido como cabeça da chapa – e trabalha com outras duas hipóteses: lançar voo solo ou mesmo apoiar o projeto do PSB, da senadora Lídice da Mata, no estado. No encontro com o ex-ministro da Integração – previsto para acontecer até esta quinta (10) ou a maior urgência possível – os líderes partidários pretendem convencer Geddel da importância da unidade, sobretudo entre DEM, PSDB e PMDB, para uma possível vitória na eleição de outubro. (por Evilásio Júnior - BN)

Comente agora
09
Abr
Bolsonaro diz que Dilma é mentirosa e nunca foi torturada
Postado por: Letícia Oliveira / 17:00h

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) afirmou, em entrevista ao programa Agora é Tarde, do humorista Rafinha Bastos, que a presidente Dilma Rousseff está mentindo “escandalosamente” quando diz que foi torturada durante a ditadura militar no País. Segundo o parlamentar, “todo mundo (preso naquela época) diz que foi torturado, porque vagabundo preso sempre diz que foi torturado”. “É mentira dela (da presidente Dilma). Alguns foram(torturados). Mas eles não estavam na rua pedindo ‘eu quero o fim da corrupção’ - que praticamente não existia. Ou você conhece algum militar que ficou rico?”, disse o deputado, que é militar. Segundo Bolsonaro, a tortura é “uma arma de guerra, sempre existiu”. “Mas o pior que uma guerra convencional é uma guerra de guerrilha, que esse pessoal implantou no País buscando a tomada do poder pela força para impor aqui uma ditadura semelhante à cubana.” O deputado também fez críticas ao ministro da Defesa, Celso Amorim, chamando-o de “cagão” e “frouxo”. “Ele não foi junto com as tropas do Exército para a (favela da) Maré (no Rio de Janeiro) porque não estava totalmente pacificada, com medo de tomar um 'tirinho'. Ou seja, o soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde, o comandante que se esquiva num momento difícil como esse é um cagão. Ele é um frouxo. O comandante é o espelho da tropa, você tem que estar à frente da tropa em qualquer situação, e não se esconder numa sala com ar condicionado e um carpete e tomando uísque.” (Terra)

Comente agora
09
Abr
Eliana Calmon nega desentendimento com o PSB e diz que é "boato maluco"
Postado por: Letícia Oliveira / 13:58h
A pré-candidata ao senado da chapa da senadora Lídice da Mata (PSB), Eliana Calmon (PSB), desmentiu a informação divulgada de que teria procurado, em Brasília, a ex-senadora Marina Silva (PSB) para uma conversa séria. O suposto bate-papo teria sido cercado de críticas à falta de estrutura e financiamento da candidatura socialista na Bahia, inclusive, com ameaça da ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça de sair do páreo. Ontem (8), em conversa com a Tribuna, Eliana negou e ainda classificou a notícia como um “boato maluco, sem pé nem cabeça e que não tem fundamento”. A jurista baiana confirmou que houve uma reunião em Brasília, mas para inteirar seu novo assessor da REDE Sustentabilidade das posturas, estratégias e ações burocráticas, inclusive de financiamento, que devem ser tomadas durante a campanha, quando ela começar de fato. O encontro ocorreeu com os advogados e coordenadores da legenda. “Estive em Brasília para resolver outros compromissos e acabei acompanhando o novo assessor que vem para Bahia. Não entendi a notícia, pois não há nenhum tipo de descontentamento. Eu sei e conheço a estrutura que nós temos, não teria por que reclamar. Eu me dou superbem com o PSB e a REDE, sou muito próxima de Lídice da Mata e, reitero, não teria motivos para tal. Eu desminto a informação. Não estão achando pontos negativos e agora querem fazer futrica”, esclareceu.
Comente agora
09
Abr
Sobre dinheiro em caixa, líder do prefeito de S. A. de Jesus afirma: “Nunca foi visto o cofre público ter tanta reserva”
Postado por: Anacley Souza / 13:08h

Em entrevista a Andaiá FM, o líder da bancada do prefeito Humberto Leite (PDT), o vereador Francisco Damasceno (PDT), conhecido Chico de Dega respondeu alguns questionamentos sobre a administração municipal e política em Santo Antônio de Jesus.

ELEIÇÃO DA CÂMARA: A eleição na Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus pode ocorrer a qualquer momento, o regimento do legislativo favorece a situação. Para Chico a possibilidade existe realmente, porém é obrigatória a publicação da decisão em até 72 horas antes da votação, “após a prerrogativa de publicação apresentamos a chapa, tanto oposição, quanto situação para indicar nome”, ressalta. Francisco salientou ainda que os seis componentes da bancada de situação estão concisos e unidos e tem-se conversado muito sobre o assunto, “acreditamos que sairemos vitoriosos nessas eleições”, indaga. O edil disse que, por conta de novas ameaças de empate nas decisões, já que atualmente a Câmara comporta 14 vereadores, uma emenda, de sua autoria está tramitando no legislativo, “o regime atual consiste na aprovação daquele que seja mais votado ou com maior numero de mandato na mesa, por minha vez salientei que este seja o com mais mandato ou o mais idoso”, citou. Chico de Dega informou ainda que esta emenda em breve será discutida nas próximas pautas já que venceram todos os prazos, “acredito que na próxima sessão a emenda será discutida e votada”, disse.

HÁ DINHEIRO EM CAIXA: Questionado sobre a atual administração e de que existem vários projetos de reforma encalhados já que a informação que se tem é que a situação financeira da administração é favorável, Damasceno disse que a administração é equilibrada e que há dinheiro em caixa, porém foi evasivo ao responder o questionamento. Para Chico de Dega, o importante é que a administração esteja em dias com o funcionalismo e está realizando algumas pequenas obras, como citou a nova pavimentação asfáltica e revitalização nas estradas que ligam a zona Rural ao Centro, “o prefeito é responsável. Temos visitado algumas localidades e estamos colocando tudo nos eixos. Nunca foi visto o cofre público de uma prefeitura ter tanta reserva como tem tido no governo de Humberto Leite. Ele tem cumprido com todas as obrigações, feito o São João e honrado com todos os pagamentos”, declarou. Ressaltando que alguns atrasos em pagamentos são normais, informou que muitas das vezes está relacionado à falta de documentos, o que é rigorosamente cobrado pelo Tribunal de Contas do Município. Ainda em entrevista, o edil disse que muitas licitações para reformas nas escolas da rede municipal de ensino e PSFs estão sendo tramitados e não há com o que se preocupar, “nunca é tarde para se realizar uma obra que venha beneficiar a população”, alegou.

CASO QUENTINHAS: Em relação à ‘famosas quentinhas’, onde foram pagos um valor superior a R$ 160 mil reais para o fornecimento destas marmitas, Francisco Damasceno voltou dá explicação. Na primeira entrevista o mesmo pediu para que o "prefeito Humberto Leite viesse a cortar estes gastos", nesta segunda ele analisou de uma forma bem diferente. Chico desta vez disse que não existiu denuncia por parte do vereador Uberdan Cardoso (PT) e sim um requerimento pedindo esclarecimentos do ocorrido, “quero deixar claro que não existiu exageros em relação aos valores pagos a estas quentinhas”, disse. Ainda de acordo com Chico, este serviço foi contratado para abastecer aquelas pessoas que participaram de diversos projetos que foram promovidos na cidade como citou o Mutirão Saúde em Movimento e Rede Cegonha, “foram mais de 100 pessoas em casa episódio e o município se responsabilizou pelo bem estar dos participantes. O Governo Federal e Estadual se esgueirou a responsabilidade”, declarou. 

  1. Redação Voz da Bahia - Anacley Souza
6 comentários
09
Abr
Sobre as quentinhas, vereador questiona: “Inadmissível a prefeitura de S. A. de Jesus ter uma secretaria que não responde as acusações”
Postado por: Anacley Souza / 12:22h

O vereador Antônio Nogueira Neto (PSB), conhecido Tom em entrevista concedida ao repórter Joselito Froes da rádio Recôncavo FM apontou denúncias contra a administração municipal em Santo Antônio de Jesus.  O edil disse que não irá mais se calar diante aos vários descasos que vem ocorrendo, citando as irregularidades de diversas secretarias, principalmente referentes à Secretaria de Saúde, “o povo tem que escolher o dia de ficar doente porque nos postos não tem atendimento e quem é a favor do prefeito e dessa administração fica tapando o sol com a peneira”, declara. Mostrando-se bastante indignado com as diversas situações em que a administração está sendo acusada, Tom disse que a gestão está mal assessorada e contabilizou o numero de exonerações somente no primeiro ano da administração atual, “a população é quem padece por conta deste vai e vem”, salienta. Ressaltando a situação em que se encontram os Postos de Saúde, onde os mesmos se encontram em péssima condição de infraestrutura e atendimento, o vereador assinalou que as pessoas que residem nas comunidades rurais não estão sendo bem assistidas como citou o fato de que o médico é quem escolhe a data em que vai atender, “são entregues 20 fichas em uma comunidade que tem mais de cem pessoas. Quem fica doente conta com a sorte de conseguir pegar uma senha de atendimento”, declara.

AS QUENTINHAS DA PREFEITURA: De acordo com  o vereador Uberdan Cardoso (PT), no Portal da Prefeitura informa que nos meses de novembro e dezembro, a secretaria de administração gastou R$ 38.191,20 em fornecimento de refeição, a de saúde gastou R$ 88.900,68 e a de ação social R$ 15.230,18, que somados resulta em um total de R$ 142.322,06, “um único restaurante ganhou esse processo de licitação para fornecer essas ‘quentinhas’ para o município. Eu peguei mais quatro meses, somei e deram R$ 218.673,00 fora os mais de R$ 142 mil dos últimos dois meses do ano passado, sem contar 2014. Sobre essa denúncia, Antônio Nogueira lembrou ser inadmissível a administração ter uma secretaria que não sabe responder as acusações de denuncias feitas e citou o fato recente da distribuição de quentinhas, “está aí e todo mundo sabe, mais não há uma pessoa na prefeitura sequer que possa explicar o fato. Ainda por cima debocham do legislativo e por sua vez da população dizendo que quem comeu as quentinhas foi a mãe de um determinado radialista. É lastimável a situação”, fala. 

DESEMPENHO DA GESTÃO DE HUMBERTO LEITE: Para Nogueira, o prefeito Humberto Leite (PDT) deve sentar e colocar as coisas no lugar; arrumar a casa como declarou diversas vezes, “repito, Santo Antônio de Jesus necessita urgentemente de um gestor. Alguém que saiba administrar de verdade, pois o prefeito está atrasado, ele parece não está nem aí para o povo”, discorreu. Ainda citando a falta de desempenho da atual gestão disse que alguns contratados da administração para gerir o abastecimento de água em algumas localidades rurais estão sem receber pagamentos e disse mais, que estes e muitos outros que fazem parte do funcionalismo estão sendo enrolados, “cada dia inventam uma nova data para pagamento, quem trabalha está sendo empurrado pela barriga. O povo está sofrendo e é por essas coisas que me preocupo com o rumo da nossa cidade por culpa dessa administração”, comenta. Finalizando a entrevista, o vereador disse que os grandes defeitos não podem ser escondidos atrás de eventos festivos, “a época do pão e circo já acabou. Gastar muito dinheiro com o São João sem ter uma saúde e educação digna? É assim que é cuidar da cidade?”, questionou Tom.

Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza

8 comentários
09
Abr
MPDF pede que réus do mensalão do DEM devolvam R$ 739 milhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:50h

O Ministério Público do Distrito Federal entrou nesta terça-feira (8) com 17 ações civis contra 19 envolvidos no escândalo de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM. O MP pediu R$ 739,5 milhões de ressarcimento aos cofres públicos. Em junho de 2013, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu desmembrar e enviar para o Tribunal de Justiça do DF o processo contra o ex-governador José Roberto Arruda e outras 35 pessoas. A ação do Ministério Público é o primeiro passo para dar sequência ao processo. Também fazem parte do rol de denunciados o ex-vice-governador Paulo Octávio e o ex-secretário de Relações Institucionais e delator do esquema, Durval Barbosa. Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República, feita em outubro passado, os acusados participaram de um esquema de desvio de dinheiro público e pagamento de propina no governo do Distrito Federal, revelado em 2009 pela operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O advogado de José Roberto Arruda, Edson Smaniotto, disse que a defesa do ex-governador ainda não teve acesso ao teor das denúncias.

Comente agora
08
Abr
Geddel aguarda anúncio oficial para tomar decisão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:44h

O início entusiasmado dos partidos da oposição ao projeto petista na Bahia foi assentando com o passar do tempo e a dificuldade de se chegar a um , ou melhor, a três denominadores comuns parece não ter fim. A situação chegou a um ponto em que a possiblidade de ruptura do PMDB e DEM/PSDB parece ser mais provável que a de união. A unidade anunciada no ano passado parece improvável. A escolha do prefeito ACM Neto (DEM), ancorada nas pressões intramuros partidário e na dos aliados do PSDB, por Paulo Souto na cabeça da chapa frustrou as expectativas de Geddel Vieira Lima (PMDB). O ex-ministro da Integração Nacional, neste momento, optou pela resiliência. Embora garanta que diretamente não foi informado da decisão do coordenador do processo ACM Neto, os sinais são claros e o ex-governador demista dificilmente não será candidato. Com o comportamento considerado, não sem razão, como explosivo, o peemedebista deu sinais de que pode ter amadurecido nos últimos anos e preferiu não se pronunciar sobre os caminhos que poderá tomar em caso de confirmação da candidatura de Paulo Souto. No meio político não se descarta nenhuma possibilidade. Entre elas aparecem o apoio de Geddel à chapa do DEM, indicando o vice e o ocupando a vaga de senador ou apenas postulando o Senado e mantendo os tucanos na vice.

Comente agora
08
Abr
Senado aprova projeto que simplifica processo de visto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:43h

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que simplifica o processo de concessão de visto a turistas estrangeiros que queiram visitar o Brasil. A proposta permite a solicitação e a emissão do documento por meio da internet. Outra inovação da matéria é liberar da exigência de visto de turista e de vistos temporários para estrangeiros em viagens de negócios, ou na condição de artista ou desportista, desde que o país de origem dê o mesmo tratamento aos brasileiros. A matéria segue para sanção presidencial. O senador Jorge Viana (PT-AC), relator do projeto na Comissão de Relações Exteriores (CRE), disse que o projeto altera o Estatuto do Estrangeiro, de 1980, para tornar mais rápido o processo de obtenção do turista. "O projeto tem como principal objetivo reduzir a burocracia, bem assim as dificuldades enfrentadas por estrangeiros que almejam visitar o Brasil", afirmou. Segundo Viana, além de estimular o turismo, a medida também visita a permitir que o Brasil dispute mercado com outros destinos. "Assim, é necessário investimento em capacitação de mão de obra, em informação ao visitante, em infraestrutura e na desburocratização do acesso ao território nacional", avaliou.

Comente agora
08
Abr
PSC lança pré-candidato à Presidência com defesa da 'moralidade'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:41h

O vice-presidente do Partido Social Cristão (PSC), Everaldo Pereira, foi lançado nesta terça-feira (8) como o pré-candidato do partido à Presidência da República. O anúncio é um evento preparatório para a convenção da sigla, que ocorrerá em junho para oficializar a candidatura. Pereira foi avaliado em quarto lugar entre os postulantes ao cargo, na última pesquisa Datafolha, com 2% das intenções de voto. O líder cristão é pastor da Assembleia de Deus. O presidente nacional do partido, Vitor Nósseis, afirmou, em discurso durante o evento, que a candidatura tem como um dos objetivos "resgatar princípios da moralidade e respeito". "Moralidade para quê? Que moralidade é essa? É a moralidade dos costumes, individual, coletiva? Não, é a moralidade pública. A moralidade no trato com a coisa pública. E respeito, sobretudo, ao ser humano, para colocá-lo em primeiro lugar. Sem isso, nós não teremos governo. Nós não teremos país", defendeu Nósseis. (BN)

Comente agora
08
Abr
CCJ do Senado adia votação que iria decidir sobre criação de CPI ampla
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:36h

A sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que iria avaliar proposta de criação de uma CPI ampla para investigar denúncias contra a Petrobras, o suposto cartel no Metrô de São Paulo e as obras do Porto de Suape e da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, foi adiada nesta terça (8) a pedido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Os senadores devem voltar a discutir o assunto nesta quarta-feira (9), às 9h. Cerca de uma hora e meia após o início da reunião, a parlamentar petista pediu ao presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que a sessão fosse suspensa porque já havia começado a ordem no dia na Casa. O regimento interno do Senado determina que as comissões sejam encerradas quando são iniciadas as atividades do dia no plenário principal. No momento em que foi interrompida, a CCJ discutia o relatório apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Relator na comissão das duas questões de ordem apresentadas por senadores da base do governo e pela oposição, Jucá se posicionou favoravelmente à instalação no Senado de uma CPI da Petrobras que investigue também as denúncias do metrô paulista e dos empreendimentos da Petrobras em Pernambuco. O voto do peemedebista atende ao desejo dos governistas.

Comente agora
08
Abr
Deputado quer criar cadeia cinco estrelas e dia do encarcerado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:04h

 O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) chamou atenção da Câmara dos deputados para um projeto de lei de autoria do deputado Domingos Dutra (PT-MA), que ele considerou absurdo. O prejeto visa instituir o Estatuto Penitenciário Nacional e criar a cadeia cinco estrelas. Se aprovado, os presos terão direito a banho quente em locais frios, alojamento individual, cela com calefação, academia de ginástica, material de higiene pessoal como desodorante, xampu, condicionador, hidratante de pelé e camisinha. Bolsonaro lembrou ainda que são mais de 500 mil presos no Brasil, e afirmou que os deputados não podem permitir a tramitação e aprovação do projeto na Casa. O projeto do deputado também prevê médico residindo no presídio ou próximo. Entre os 119 artigos, chama a atenção o que mantém direitos políticos dos presos e acesso a jornais, rádio, e TV a cabo. Dutra também sugere a criação do dia do encarcerado, 25 de junho. Se fosse aplicado hoje, nenhuma cadeia brasileira se enquadraria na lei.

Veja abaixo a leitura do deputado de alguns artigos do texto do projeto:

Comente agora
08
Abr
Eduardo Campos traça planos para tirar melhor proveito da imagem de Marina
Postado por: Letícia Oliveira / 17:34h

Em meio aos preparativos para a largada da campanha presidencial, o PSB vem discutindo internamente um plano para tirar melhor proveito da imagem da ex-senadora Marina Silva, sem que ela se sobreponha ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Apoiados na tese de que é preciso aproveitar a etapa inicial da corrida para transferir ao socialista os votos da ex-senadora, organizadores da campanha vão investir nas próximas semanas na aparição da dupla nos eventos públicos. Já no meio da campanha, os dois tendem a cumprir agendas diferentes, com o objetivo de abranger o maior número de municípios possível. Essa estratégia só não valerá para o Nordeste, onde Campos é mais conhecido que Marina. Nas outras regiões, principalmente no Sudeste e no Sul, Marina será encarregada de “apresentar” o socialista ao eleitorado. Em pesquisas eleitorais realizadas até agora, Marina vem conseguindo mais que o dobro de intenções de votos que Campos. Os socialistas esperam que o lançamento da ex-senadora como vice do ex-governador, marcado para o próximo dia 14, em Brasília, contribua para fixar o nome de Eduardo Campos. No evento, a preocupação será demonstrar que a chapa Eduardo Campos -Marina Silva é definitiva, de forma a estimular a retirada do nome da ex-senadora das opções colocadas no cenário pré-eleitoral.

Comente agora
08
Abr
Na política é assim mesmo, diz Félix Mendonça sobre perda de liderança do Sul
Postado por: Letícia Oliveira / 17:05h

Em toda enchente morre sapo. Foi desta forma que o deputado federal Felix Mendonça descreveu a perda de apoio do ex-prefeito de Coaraci, Joaquim Miguel Gally Galvão (PR),  mais conhecido como Gima.  Na eleição passada, ele conseguiu 2.500 votos para o pedetista. Desta vez, no entanto, o republicano resolveu apoiar Elmar Nascimento (DEM)  para federal. Para Félix, não houve traição. “Na política é assim mesmo. A gente perde uns apoiadores, ganha outros”, disse, ao citar novas lideranças que chegaram a seu mandato e podem lhe render gordos 12 mil votos. Além de Elmar Nascimento (DEM) para federal, Gima também vai apoiar o candidato ao governo pela oposição, Paulo Souto (DEM). Segundo Félix, não há motivos de mágoas. O ex-prefeitro de Coaraci, embora tenha uma trajetória ligada à família do pedetista, vira e mexe deixa o barco. “Ele já deixou de apoiar algumas vezes, depois voltou. Isso é normal da política”, disse Félix, que arremata. "Quero que me apoie com o coração. Se não for assim eu não quero".  

Comente agora
08
Abr
Petrobras: Na Câmara, Gabrielli reafirma que compra de refinaria em Pasadena foi ‘bom negócio’
Postado por: Letícia Oliveira / 16:45h

Em reunião fechada com deputados petistas na Câmara Federal, o secretário de Planejamento da Bahia e ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, voltou a defender, nesta terça-feira (8), a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), efetuada pela estatal em 2006. Por suspeitas de superfaturamento, a aquisição, que teria custado R$ 1,3 bilhão à empresa brasileira, é investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) e Polícia Federal (PF). Aos parlamentares, o auxiliar do governador Jaques Wagner caracterizou a transação como um “bom negócio“, ao reafirmar oposicionamento que mantém desde o início do escândalo ligado ao contrato firmado entre a petrolífera e a belga Astra Oil. A compra é alvo de quatro pedidos de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso. A própria presidente Dilma Rousseff, que presidia o conselho da Petrobras na época do acordo, chegou a declarar que a decisão favorável ao convênio com a Astra foi baseada em um “parecer técnica e juridicamente falho”.

Comente agora
08
Abr
S. A. de Jesus: Presidente do PT convida população para reunião do diretório regional
Postado por: Letícia Oliveira / 15:01h

O presidente do PT em Santo Antônio de Jesus, Zenilton Conceição, em entrevista a Andaiá FM, convidou a população para mais uma reunião do Diretório Regional do Partido para o próximo sábado (12). O petista explicou que o evento acontecerá às 15h e será muito importante, visto que será tratado de assuntos de pauta do partido. Segundo Zenilton, no próximo domingo (13), será a plenária de volta do programa de governo participativo do pré-candidato da legenda Rui Costa, que ocorrerá em Valença. Na oportunidade, o presidente convida militantes, simpatizantes e a população em geral para participar dos eventos.

  1. Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira
3 comentários
08
Abr
Deputado Estadual Rogério Andrade é recebido em Ribeira do Pombal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:29h

No último sábado (05/04),  a convite do Prefeito Ricardo Maia (PSD), o Deputado Estadual Rogério Andrade (PSD),  visitou a cidade de Ribeira do Pombal - ao norte do Estado,  com o objetivo principal de conhecer a populaçao local e o grupo político liderado  pelo Prefeito Ricardo Maia e pelo Ex-Prefeito Zé Grilo. Rogério, que recebeu recentemente o importante apoio do grupo, foi recebido com muita festa e pôde sentir de perto o carinho da população. Emocionado, Andrade reafirmou o compromisso de representar Ribeira do Pombal com a mesma responsabilidade e carinho que dedica aos municípios que já representa e agradeceu a confiança do Prefeito Ricardo Maia e de todo grupo. O parlamentar fez questão de agradecer nominalmente ao Vice-prefeito, Alan, aos  Vereadores Elias Brasil, Roberto Alcântara, Marcelo Brito, Zevaldo,  Fábio de Nande, Rony de Zé Careca e Peu do Gado. Também agradeceu o apoio do ex-prefeito Zé Lourenço. Na oportunidade, o Deputado participou da inauguraçao do Centro Municipal de Educaçao Infantil Elias Venâncio de Souza, que irá beneficiar cerca de 240 crianças entre 8 meses a 5 anos de idade. (Com informação da assessoria de imprensa do deputado Rogério)

Um comentário
08
Abr
Oposição entra no STF para garantir CPI da Petrobras
Postado por: Anacley Souza / 13:01h

Parlamentares de oposição foram pessoalmente nesta terça-feira, 8, ao Supremo Tribunal Federal (STF) impetrar mandado de segurança para garantir a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado para investigar exclusivamente denúncias envolvendo a Petrobras. A ação movida por PSDB, DEM e PSB também tem apoio de senadores independentes, como Pedro Taques (PDT-MT) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). "Na medida em que o governo, o Poder Executivo, a presidenta Dilma, mobiliza sua base parlamentar para abafar a investigação da Petrobras, na medida em que o presidente do Senado concorre para esse resultado ao enterrar a nossa CPI e dar preferência a uma CPI chapa branca do governo, só nos resta bater às portas do Supremo Tribunal Federal para defender o direito constitucional da minoria parlamentar", disse o líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP). Na avaliação do senador, a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de instalar uma CPI mais ampla, como querem os senadores governistas, tem como único objetivo inviabilizar as investigações relacionadas à Petrobras. Hoje à tarde, em sessão que promete ser tensa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado se reúne extraordinariamente para decidir se concorda com o entendimento do presidente.

Comente agora
08
Abr
Deputados aprovam meia-entrada para doadores regulares de sangue
Postado por: Anacley Souza / 12:52h

A meia-entrada em eventos culturais para doadores regulares de sangue foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em sessão realizada na segunda-feira (7). A proposta foi votada sem formalidades, pois não estava na ordem do dia da ALBA. Apresentado pelo deputado Adolfo Viana (PSD), o projeto tem como objetivo incentivar o aumento no número de doações regulares no estado. O projeto agora irá para a sanção do governador do estado. Outras quatro propostas foram aprovadas na mesma sessão. O projeto de lei que cria o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom), que tem como finalidade melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo órgão; a reorganização do quadro da Defensoria Pública; a antecipação dos recursos referentes aos royalties da exploração mineral; e o aumento de salário do governador, vice e secretários nos mesmos parâmetros que já havia reajustado os vencimentos dos servidores públicos estaduais.

Comente agora
08
Abr
Casa Branca consultou Dilma antes de autorizar aquisição de refinaria por Petrobrás
Postado por: Anacley Souza / 12:31h

O governo dos Estados Unidos buscou garantias da parte de Dilma Rousseff em 2006, quando ela ainda era presidente do Conselho da Petrobrás, antes de dar o sinal verde para que a empresa brasileira comprasse uma refinaria em Pasadena. Telegramas confidenciais da diplomacia americana obtidas pelo grupo Wikileaks revelam reuniões e missões enviadas ao Brasil pela Casa Branca diante da possibilidade de que a estatal brasileira comprasse a refinaria americana. Outro consultado foi o ex-diretor internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, que está no epicentro da crise. Um dos telegramas de 12 de junho de 2006 é explícito em relação ao assunto já em seu título: “A Aquisição da Petrobrás da Pasadena Refining Systems”. O documento foi enviado pela embaixada americana em Brasília ao Departamento de Estado norte-americano e relata os encontros de ministros e delegações de Washington com autoridades nacionais, entre elas Dilma Rousseff. Uma das preocupações se referia à atuação da Petrobrás concorrendo contra interesses americanos na América Latina e tirando proveito justamente do fato de que governos da região começavam em 2006 a nacionalizar investimentos americanos. O temor era de que esses governos, uma vez recuperado os ativos de empresas americanas, repassariam os investimentos para a Petrobrás.

Comente agora
08
Abr
Na TV, Aécio chama governo de ‘corrupto, incompetente e perto do fim’
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:06h

O PSDB leva ao ar a partir da noite desta terça-feira inserções publicitárias que, justapostas, se parecem muito com uma declaração de guerra. As três peças que inauguram a série, disponíveis acima, resumem o governo de Dilma Rousseff como uma espécie de apoteose ao contrário. Um antiespetáculo em que a incompetência e a corrupção se misturam sob atmosfera de fim de ciclo. “Já deu”, diz um locutor no encerramento de uma das peças. “Ou a gente para isso ou isso para o Brasil.” O pano de fundo é um copo cheio d’água. O locutor vai enfileirando os defeitos que o tucanato enxerga na gestão Dilma: Inflação demais… Saúde de menos… . Para cada flagelo, uma nova gota despenca sobre o copo, já na bica de transbordar. Corrupção demais… Segurança de menos… Presidente do PSDB e antogonista de Dilma na corrida presidencial, Aécio Neves protagoniza as outras duas peças. Nelas, o partido e seu candidato realçam duas antiapoteoses específicas: a Petrobras e a inflação. Há um quê de vingança nesse par de inserções. Em campanhas anteriores, o PT insinuou que, eleitos, os candidatos do PSDB prevatizariam tudo, da Praça dos Três Poderes à Petrobras. Agora, num instante em que a estatal petroleira frequenta as manchetes como um feudo de aliados aportuni$tas, Aécio vai à forra: “O que nós queremos é salvar a Petrobras, é devolvê-la aos brasileiros.” E o locutor: “Se trabalhar direito, o Brasil tem jeito.” Na propaganda em que trata de inflação, Aécio usa a conjunta adversa para instilar na plateia o medo de que o Brasil do Plano Real, inaugurado sob Itamar Franco e consolidado sob FHC, vire poeira: 

Comente agora
08
Abr
'Prefiro não opinar', diz José Ronaldo sobre ação de perda de mandato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:55h

O prefeito do município de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), teve a prisão preventiva e a perda de mandato pedidos pelo Ministério Público Estadual (MP-BA). Em entrevista ao Bahia Notícias, José Ronaldo contou que o pedido é fruto de uma ação de um funcionário que era "encostado" pelo INSS e trabalhou na prefeitura entre 2005 e 2007. "Só descobrimos porque, como sempre fazemos, mandamos a relação para a Previdência. Lá foi detectada a falha". Sobre a ação do MP-BA, o prefeito prefere não opinar. "Gostaria de não emitir minha opinião sobre a ação do MP. Tenho 40 anos de vida pública e nunca tive problema com a Justiça. Nunca tive conta rejeitada sempre tive tudo limpo. Prefiro acreditar na Justiça", apostou. (BN)

Comente agora
08
Abr
Dirceu quer que ação sobre uso de celular na prisão vá para 1ª instância
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:51h

A defesa de José Dirceu enviou nesta segunda-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para que seja remetida à primeira instância da Justiça ação do Ministério Público sobre suposto uso de telefone celular pelo ex-ministro de dentro do presídio da Papuda, em Brasília. Dirceu está preso na Papuda, cumprindo pena por condenação no julgamento do mensalão. A ação atualmente aguarda análise do STF. Para a defesa de Dirceu, pelo fato de ele não ter mais foro privilegiado (não tem mais mandato parlamentar), a medida deve tramitar inicialmente em instância inferior da Justiça antes de ir ao Supremo, que é o único tribunal com prerrogativa para julgar ministros, deputados e senadores. Em janeiro, reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" afirmou que Dirceu teria falado em um celular, de dentro da Papuda, com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia. Segundo o jornal, a ligação ocorreu no dia 6 daquele mês. Dirceu e o secretário negam a conversa. A ação, uma medida cautelar, é de autoria do Ministério Público. No documento, o MP pede que sejam identificadas ligações feitas da região da Papuda para o estado da Bahia. No pedido enviado para o STF, a defesa de Dirceu diz que o ex-ministro "reafirma que depois de preso jamais teve contato ou acesso a telefone celular, reiterando que não cometeu qualquer ilícito na execução da sua pena".

Comente agora
07
Abr
MP pede prisão preventiva e cassação de prefeito de Feira de Santana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:40h

O prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM) teve a prisão preventiva e a perda de mandato pedidos pelo Ministério Público Estadual (MP-BA). De acordo com o site Acorda Cidade, a ação penal foi movida por conta da contratação do motorista Constantino Portugal dos Santos, aposentado por invalidez. Segundo informações do MP, ele nunca exerceu a função, mas seus vencimentos – ele recebia um salário mínimo – constavam na folha de pagamento entre 8 de novembro de 2005 e 7 de novembro de 2007. O caso veio à tona após a Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da Polícia Federal ter aberto um inquérito, ao encontrar o nome de Constantino como servidor temporário da prefeitura de Feira de Santana. A fraude causou prejuízo de R$ 10.083,68 ao erário. Ainda de acordo com o Acorda Cidade, o secretário municipal de Comunicação, Waldomiro Santana, informou que o democrata já foi ouvido pelo MP, mas não falou sobre o assunto. (Bahia Notícias)

Comente agora
07
Abr
Deputado Rogério Andrade já mostra serviço à população de Planaltino
Postado por: Letícia Oliveira / 16:37h
Poucos dias após receber o apoio do ex-prefeito de Planaltino, Zeca Braga, o Deputado Estadual Rogério Andrade já mostra serviço à população local. No dia 30 de março, o parlamentar esteve na cidade, acompanhado do ex-prefeito e dos Vereadores Sandro Silva, Ernandes, Dunga e Renê, para participar da entrega de um trator agrícola, fruto de uma luta sua junto a CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, à Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Pronacianos das localidades de Santo André e Caboclo. Na oportunidade, Rogério Andrade falou da sua satisfação em poder passar as mãos do presidente, Ataíde dos Santos Mota, a chave de tão importante equipamento, que irá beneficiar os pequenos produtores rurais, agilizando o plantio e ampliando assim a renda de inúmeras famílias destas localidades. Neste mesmo dia o Deputado também participou da 15° Cavalgada da amizade, tradição no município.
2 comentários
07
Abr
Andaraí: “Vamos marchar com Lídice”, diz prefeito
Postado por: Letícia Oliveira / 16:31h

O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, defendeu sua participação na plenária de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP) da chapa majoritária, desmentindo que tivesse declarado apoio ao líder da chapa, o pré-candidato ao governo baiano, Rui Costa. “Trata-se de uma inverdade. Sou presidente do consórcio Chapada Forte e participei da plenária para discutir políticas publicas à região. Temos diversas demandas como a Universidade Federal da Chapada, agricultura familiar, a seca que ainda mostra suas consequências, o Parque Nacional, dentre outras urgências maiores que qualquer politicagem”, explicou. Cardoso afirmou ainda ter boa relação com o governo, mas definiu preferências às eleições. “Temos sim um bom entrosamento com Wagner e fomos discutir nosso plano de governo. Se o Paulo Souto nos chamar nós vamos discutir também. Agora nós não vamos marchar com Rui, vamos marchar com Lídice da Mata”, garantiu.

Comente agora
07
Abr
André Vargas pede licença de 60 dias do mandato de deputado na Câmara
Postado por: Letícia Oliveira / 15:54h

O vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), entregou nesta segunda-feira (7) à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara carta com pedido de afastamento temporário por 60 dias do mandato de deputado federal. Vargas é alvo de denúncia de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal. Parlamentares de oposição pedem investigação da conduta do petista. Youssef foi preso em março por suspeita de movimentar cerca de R$ 10 bilhões por meio de lavagem de dinheiro. De acordo com reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", o empréstimo do avião para uma viagem a João Pessoa foi acertado entre Vargas e Youssef por mensagem de celular em 2 de janeiro. Neste fim de semana, reportagem da revista "Veja" revelou mensagens de celular entre André Vargas e Youssef. Segundo investigações da PF mencionadas pela revista, eles atuavam juntos para fechar um contrato entre uma empresa de fachada e o Ministério da Saúde.

Comente agora
07
Abr
PE: Campos sofre ataques em anúncio de petista ao Senado
Postado por: Letícia Oliveira / 15:31h

O ex-governador Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência da República, foi alvo de ataques nesta segunda-feira, 7, no anúncio oficial do deputado federal João Paulo (PT) como pré-candidato ao Senado na chapa do pré-candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro Neto (PTB). Ex-aliado de Campos, Monteiro Neto foi eleito em 2010, com o apoio do PSB. Ao destacar que o PT está unido e retomará o antigo protagonismo da política estadual nestas eleições, o senador Humberto Costa ironizou “a arrogância e a soberba dos adversários que falam em eleger 20 deputados federais” em outubro. “Estou achando que não vai ser bem assim”, disse, sob aplausos, ao observar que “os adversários pensaram que o partido iria se dividir para novamente aproveitar as divergências”. Ele se referiu a 2012, quando o PT viveu forte briga interna, entre João Paulo, que foi prefeito do Recife por dois mandatos, e João da Costa, que o sucedeu, por sua indicação pessoal. Eduardo Campos lançou, então, seu secretário estadual de Planejamento, Geraldo Júlio, e tirou a prefeitura da capital das mãos dos petistas. Julio ganhou no primeiro turno.

Comente agora
07
Abr
Dilma diz que qualidade dos aeroportos precisa melhorar com urgência
Postado por: Anacley Souza / 12:47h

A presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar hoje (7) que o setor aeroportuário precisa se modernizar para acompanhar o crescimento econômico e as mudanças sociais dos últimos anos, ao participar nessa manhã da assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. “Quando elevamos cerca de 40 milhões de pessoas para a classe média e tiramos da pobreza extrema em torno de 36 milhões de brasileiros, criamos um mercado que demanda serviços e que cria também todo um processo de necessidades novas. As pessoas que não viajavam nesse país dez anos atrás, hoje viajam”, comparou, durante discurso. “É urgente atender à qualidade e à melhoria dos serviços”, acrescentou. Dilma reconheceu que a melhoria da infraestrutura não acompanhou o ritmo do crescimento da demanda e que o setor aeroportuário está defasado. “O processo de distribuição de renda foi mais rápido do que o processo de melhoria da infraestrutura. Agora estamos criando condições para que isso ocorra o mais rapidamente possível. Nos interessa ter acesso ao que há de melhor na gestão aeroportuária, as pessoas querem cada vez mais, querem melhores serviços”, acrescentou. O Aeroporto de Confins foi concedido à empresa BH Airport, consórcio formado pelo Grupo CCR, pelas operadoras Flughafen München e Flughafen Zürich AG e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O grupo venceu o leilão com uma oferta de R$ 1,82 bilhão. O contrato de concessão prevê melhorias no aeroporto, entre elas a construção de um novo terminal de passageiros e a ampliação do pátio de aeronaves. O aeroporto mineiro é o quinto maior do país e movimenta cerca de 10 milhões de passageiros por ano.

Comente agora
07
Abr
Sobre a relação da administração municipal com os vereadores de SAJ, Vinícius aponta: “Não temos o acesso desejado”.
Postado por: Anacley Souza / 11:33h

Em entrevista ao repórter Joselito Froes do Recôncavo FM, o vereador Sargento Marcus Vinicius (PSD) falou sobre sua relação com a administração municipal. Para o edil, houve momentos em que faltou dialogo entre as bases mais que tudo agora vai caminhando, “após aquele choque inicial, o equilíbrio está voltando. Acredito que os diálogos serão mais abertos e constantes”, ressalta. Vinicius salientou dizendo que para que uma administração flua bem, a necessidade de dialogo entre o legislativo e o executivo não pode ser quebrada. Acreditando que o problema, hoje já está praticamente solucionado foi devido à falta de inteiração e preocupações excedentes do inicio de mandato, o edil disse que a prefeitura não percebeu que estava se distanciando dos aliados, “a falta de sintonia embaralhou nossas relações, mais agora vai fluir”, disse. Em relação aos trabalhos junto às secretarias, Vinicius disse que, ainda existem barreiras a ser quebradas, “não temos o acesso desejado”, declarou. Ainda em relação, informou que a administração já orientou a seu secretariado que atenda a todos os vereadores com sociabilidade e presteza, “principalmente aos da bancada do prefeito”, apontou. Sentindo-se prejudicado pela falta de acesso as secretarias, Vinicius disse constrangido por ser limitada a informação, “independente de que lado está às secretarias devem atender a todos do legislativo”, informou.

  1. Redação: Voz da Bahia
2 comentários
07
Abr
Ex-secretário parte para campanha de 'lugar privilegiado' e aposta em redes sociais
Postado por: Anacley Souza / 11:06h

Após desempenhar por sete anos a função de secretário de Comunicação do governo Wagner, Robinson Almeida vai tentar uma cadeira na Câmara Federal nas eleições de outubro. Um dos últimos integrantes do primeiro escalão a deixar a administração estadual para disputar o pleito, ele faz um balanço do período em que esteve à frente da pasta – um “lugar privilegiado”, e apresenta quais serão as suas propostas. O ex-secretário diz que espera conseguir 100 mil votos, para ter uma “folga” em relação ao necessário, e já discursa como futuro representante do eleitorado. “Vou fazer uma campanha e um mandato baseados nesse princípio, de que sou um representante do povo e tenho que prestar contas, dar satisfações das minhas posições de forma permanente. Não apenas ter a relação eleitoral e, quatro anos depois, buscar a renovação do voto”, afirma. O petista fala ainda sobre sua estratégia eleitoral, com foco nas redes sociais, e as áreas onde vai concentrar seus esforços para tentar alcançar a eleição.(Bahia Notícias)

Comente agora
07
Abr
Governo Federal investe mais de R$ 5 bilhões em máquinas para municípios
Postado por: Anacley Souza / 09:44h

A presidenta Dilma Rousseff informou hoje (7) que o governo federal já entregou mais de 14,1 mil máquinas para municípios de todo o país. No total, serão mais de 18 mil máquinas entregues em 5.061 municípios. Cada cidade com até 50 mil habitantes vai receber uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba. Para as cidades do semiárido ou em situação de emergência por causa da seca, o kit inclui um caminhão-pipa e uma pá-carregadeira. “Nós estamos investindo mais de R$ 5 bilhões para comprar todas as 18.073 máquinas. Esse investimento é muito bom para os municípios, mas é também muito bom para a economia do país, porque só compramos máquinas produzidas aqui no Brasil. Com isso, estimulamos a produção nacional e garantimos o emprego e a renda também para o trabalhador das cidades. Faltam menos de 4 mil máquinas para serem entregues. Já contratamos todos os equipamentos para maio, as fábricas trabalham a pleno vapor para atender às nossas encomendas e têm esse compromisso conosco”, disse. Dilma informou ainda, em seu programa semanal Café com a Presidenta que, além de beneficiar a população dos municípios menores com a manutenção das estradas vicinais, as máquinas melhoram o abastecimento de água na região da seca. “Nós precisamos de boas estradas vicinais para transportar os alimentos até a mesa dos brasileiros e também para evitar perdas da própria produção agrícola”, destacou.(Agência Brasil)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com