As comentadas


Boa noite , Quarta-feira, 01/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

04
Ago
TSE: partidos podem substituir candidatos até esta quarta-feira (06)
Postado por: Anacley Souza / 11:33h

Os candidatos às Eleições 2014 para os cargos de deputado federal, estadual e distrital que tiveram registros indeferidos, cancelados ou cassados poderão ser substituídos por seus respectivos partidos ou coligações até esta quarta-feira (6). A regra, prevista na Resolução do Tribunal Eleitoral (TSE) ° 23.405 e na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), também vale para aqueles que renunciaram ou foram expulsos de seus partidos. Para os candidatos a presidente da República, governador e senador, a substituição poderá ser feita até 20 dias antes das eleições. O prazo é menor que o estabelecido no pleito de 2012, quando a mudança poderia acontecer até a véspera da votação. Ainda no caso das eleições majoritárias, se o candidato for de alguma coligação, deverá ser substituído por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer legenda dela integrante. (Terra)

Comente agora
04
Ago
Planalto tenta afastar Dilma de crise em CPI da Petrobras
Postado por: Anacley Souza / 09:46h

O Palácio do Planalto e o comando da campanha de Dilma Rousseff à reeleição montaram domingo, 02, uma estratégia para descolar a presidente da tentativa da oposição de associá-la à possibilidade de fraude em depoimentos da CPI instalada no Senado para apurar irregularidades na Petrobrás. Além disso, a suspeita de que depoentes ligados à estatal receberam as perguntas com antecedência ameaça a posição do senador José Pimentel (PT-CE) como relator da comissão. O senador petista é um dos primeiros alvos concretos da oposição, que desde o início boicotou os trabalhos dessa CPI em prol da abertura de uma comissão que incluísse deputados. “A providência a ser tomada é o afastamento do relator que, até que se esclareça esse assunto, está sob suspeita de ser um dos participantes da farsa”, afirmou o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves. Integrantes da base aliada reconhecem que a situação de Pimentel é delicada após reportagem da revista Veja que colocou em suspeita os depoimentos da presidente da Petrobras, Graça Foster, de seu antecessor, José Sergio Gabrielli, e do ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró, autor do parecer sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA) apontado como “falho” pela presidente Dilma Rousseff, em nota enviada ao jornal “O Estado de S. Paulo” em março. Para evitar prejuízos ao governo e à campanha de Dilma, a ordem no Planalto e no comitê eleitoral é bater na tecla da “disputa política” e da “armação” para tentar vincular a presidente a um escândalo.

Comente agora
04
Ago
Confira a agenda dos candidatos ao governo da Bahia nesta segunda-feira
Postado por: Anacley Souza / 09:12h

Renata Mallet (PSTU) : Manhã e Tarde: Gravação de programas de TV. Noite: Acompanha o candidato a vice-governador em entrevista na TV Bandeirantes.

Lídice da Mata (PSB) : Participa da sabatina promovida pelos servidores estaduais, às 14 horas, na Associação dos Funcionários Públicos, na Carlos Gomes.

Marcos Mendes (PSOL) : Manhã: Entrevista das 9h45 às 10h30, na Rádio CBN. Tarde: Entrevista ao Jornal A Tarde, às 15 horas.

Rogério DA Luz (PRTB) :Concede entrevista à Rádio Cruzeiro FM pela manhã. À tarde, recebe candidatos a deputado federal e estadual no seu escritório, no Mundo Plaza.

Rui Costa (PT): Grava programa eleitoral, pela manhã. Na parte da tarde, tem reunião com a coordenação de campanha.

Paulo Souto (DEM): O candidato a governador da coligação "Unidos pela Bahia" se reúne com equipe de campanha.

Comente agora
04
Ago
“Apenas três municípios baianos tem receita para cobrir custos mínimos com educação”, diz Severiano
Postado por: Anacley Souza / 08:42h

Com a experiência da presidência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da Comissão de Educação da Câmara Federal, o candidato a deputado federal, Severiano Alves (PDT) disse que, dos 417 municípios baianos, apenas três conseguem ultrapassar o valor mínimo exigido para manutenção da educação, sem recorrer ao suporte dado pelo Governo Federal. “A Constituição estabelece que 18% da arrecadação nacional são para a educação. Já os municípios e estados são obrigados a aplicar 25% de toda a receita, mas se não for suficiente para cobrir o custo a União complementa mensalmente. Na Bahia, apenas Camaçari, São Francisco do Conde e Madre de Deus não recebem complementação, pois tem receita superior aos demais municípios, ultrapassando, inclusive, Salvador”, afirma. Apontada como um problema nacional, a má qualidade do ensino público é um dos principais alvos de combate do candidato. “Não podemos admitir que o Brasil esteja com crianças fora da escola ou que não tenha escola em tempo integral. O Ministério da Educação é o único que dispõe de receita vinculada, portanto o dinheiro já está disponível para investimentos”, disse Severiano Alves.(Portal Política Livre)

Comente agora
04
Ago
Propaganda política na TV começa dia 19 de agosto
Postado por: Anacley Souza / 08:30h

A partir do dia 19 de agosto começa o horário político obrigatório na TV, trazendo com ele todas as distorções existentes. No primeiro turno, além de dois programas de 50 minutos, de segunda a sábado, para propaganda dos candidatos --13h00 às 13h50 e 20h30 às 21h20--, as emissoras serão obrigadas a abrir quatro blocos de horários para o mesmo fim. Das 8h às 12h, das 12h às 18h, das 18h às 21h e das21h às 24h, há a imposição de destinar sete minutos e 30 segundos em cada um também para os candidatos, e mais dez minutos ao longo do dia com mensagens do Tribunal Superior Eleitoral. Os prejuízos comerciais e de audiência serão inevitáveis. A Record, por exemplo, não muito habituada a abrir intervalos, com toda certeza é a que terá mais a perder. Tudo isso, no que diz respeito à TV aberta. As emissoras pagas, sem a mesma obrigação, terão mantidas as suas programações. Algo que, no fim de tudo e no atual estado das coisas, não deixa de ser injusto. No mínimo. Completando Havendo a necessidade do segundo turno para presidente e para governador, serão dois programas de 40 minutos: o primeiro começando às 13h e o outro, às 20h30, de segunda a domingo. Para as inserções serão 30 minutos diários. (Agência EBC)

Comente agora
04
Ago
Dilma tem 2 vezes mais menções que rivais em redes sociais
Postado por: Anacley Souza / 07:33h

Entre os três principais candidatos à Presidência - Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Dilma Rousseff (PT), a petista lidera o ranking de menções em redes sociais, com mais que o dobro da soma de seus concorrentes. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. De acordo com a publicação, em julho, Dilma foi mencionada 1,19 milhão de vezes no Facebook, Twitter e Instagram, um aumento de 13% em comparação ao mês anterior. Aécio teve 360 mil referências nos mesmos sites, 88% a mais que no mês anterior, enquanto Campos teve seu nome citado 130 mil vezes, 165% a mais que em junho. Segundo o jornal, o principal motivo de Dilma ter seu nome citado mais que seus adversários é pelo fato de ocupar a Presidência. O levantamento aponta também que os maiores picos de alusões ocorrem quando os candidatos são alvos de notícias negativas na mídia. (Terra)

Comente agora
03
Ago
Evangélicos são 1/5 do eleitorado; posição em temas tabu pesa para voto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:04h

Quando o bispo Edir Macedo inaugurou, na noite quinta-feira, 31, o seu Templo de Salomão, tinha entre os seus dez mil espectadores a presidente Dilma Rousseff (PT). O voto evangélico representa cerca de um quinto do eleitorado brasileiro. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a que pertence o templo, é considerada "mais dilmista". A competição por este eleitorado mais conservador fez com que Aécio Neves (PSDB) se reunisse com pastores no início de julho em um encontro que, a princípio, não foi divulgado. Eduardo Campos (PSB) também mantém conversas com lideranças evangélicas. A favor do pernambucano contam seu histórico católico e a figura de bom pai e marido - ressaltada por várias lideranças evangélicas - e sua vice, Marina Silva, ligada à Assembleia de Deus. "Para os meus eleitores e para uma boa parte dos evangélicos, o testemunho de família pesa na hora de escolher o candidato. Mas muitas vezes na política não se pode escolher o ideal, mas o possível", afirma um parlamentar da bancada evangélica. Além da vida pessoal, a posição sobre temas como descriminalização do aborto e união homoafetiva são fundamentais para a declaração de apoio. Um interlocutor duvida que algum dos principais postulantes ao cargo se posicione favoravelmente aos temas durante a campanha. "Se o fizer, é porque despreza nosso apoio", disse.

Comente agora
03
Ago
Mais de 40% dos candidatos declaram não ter patrimônio; lista inclui presidenciável
Postado por: Letícia Oliveira / 16:42h

Cerca de 41% dos 25.381 candidatos que disputam as eleições de outubro declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não ter nenhum bem. Entre os 10.507 que declararam ter patrimônio zero está o postulante à Presidência da República pelo PCO, Rui Costa Pimenta. Além disso, sete candidatos disseram ter bens avaliados em R$ 0,1 e outros 11, em R$ 1. O sistema do TSE não cruza os dados informados com os da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. Segundo a Corte, apenas o Ministério Público ou um juiz eleitoral podem pedir uma investigação do que foi informado, e os partidos podem pedir esclarecimentos. De acordo com o UOL, a declaração de bens está prevista na lei eleitoral como forma de dar “transparência ao processo”.

Comente agora
03
Ago
Presidenciáveis iniciam exposição na TV nesta segunda-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:37h
Quase um mês depois do início oficial da campanha, a disputa pelo Palácio do Planalto começará, a partir desta segunda-feira (04) a ser acompanhada sistematicamente pelas emissoras de TV. Essa etapa é tratada pelos marqueteiros como a fase inicial do chamado palanque eletrônico, que começa com a cobertura dos telejornais e culmina com o programa eleitoral gratuito, que tem início em 19 de agosto. Para os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de opinião, trata-se de um divisor de águas. A entrada em cena das TVs é vista como o gatilho que desperta o interesse do público pela campanha. O início da cobertura diária pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, é o momento mais aguardado. A atração conta com uma audiência média de 25 pontos no Ibope - quase dois milhões de pessoas. As demais emissoras também começam a partir de amanhã a intensificar a cobertura dos candidatos e a sabatiná-los nas bancadas de seus telejornais. 
Comente agora
03
Ago
Souto diz que, se for eleito, Sertão será prioridade
Postado por: Letícia Oliveira / 14:20h

Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, em seu discurso no comício, em Santa Luz, na noite do último sábado, anunciou que, no caso de eleito, vai intensificar o aproveitamento de águas subterrâneas da Bacia de Tucano para o abastecimento da zona rural do Sertão. “Com essa medida, iremos além do fornecimento às pessoas e animais. Vamos garantir segurança de suprimento de água também às atividades produtivas”, afirmou Paulo Souto, lembrando que, na região de Santa Luz, ele iniciou o sistema de captação de águas subterrâneas Araci Norte, mas o empreendimento não foi levado adiante pelo atual governo petista. “Tenho compromisso com as pessoas do Semiárido e vou trabalhar muito pela elevação da qualidade de vida deste povo querido”, reiterou o candidato oposicionista a governador. Ao lado do companheiro de chapa Geddel Vieira Lima, postulante ao Senado, Paulo Souto, neste domingo, visita as cidades de Jaguaquara, Maracás, Lajedo do Tabocal, Itiruçu, Itaquara, Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe e Laje. “Da Região do Sisal ao Vale do Jiquiriçá, passando pelo Sudoeste, a nossa chapa vai a todos os cantos da Bahia, onde estiver o povo baiano”, comentou Souto. Paulo Souto reafirmou o seu compromisso de também melhorar os serviços públicos essenciais, como saúde, segurança e educação. “O povo baiano merece um atendimento à saúde digno, ter segurança para poder sair de casa e uma educação pública de qualidade”.

Um comentário
03
Ago
Entrevistas com candidatos no 'Estado' serão abertas
Postado por: Letícia Oliveira / 11:06h

Estão abertas as inscrições para quem quiser acompanhar ao vivo, no auditório do Grupo Estado, as entrevistas com Geraldo Alckmin (PSDB), Alexandre Padilha (PT) e Paulo Skaf (PMDB), candidatos ao governo de São Paulo. Todas as entrevistas terão transmissão pelo portal Estadão.com.br a partir das 16h. Candidato à reeleição, Alckmin será o primeiro participante da série Entrevistas Estadão, nesta segunda-feira, 4. Na quinta, 7, será a vez de Padilha. Quem encerra as entrevistas da semana é Skaf, na sexta, 8. Para se inscrever, basta acessar o site www.furqdelg.com.br/estadao-eleicoes2014 e indicar qual das entrevistas você deseja ver no auditório. O número é limitado e respeitará a ordem de registro. O público também pode se inscrever ou tirar dúvidas pelo telefone (11) 2875-4158. Os espectadores poderão fazer perguntas por escrito aos candidatos, que serão avaliadas pelos jornalistas do Estado.

Comente agora
03
Ago
Eleitor tem que justificar quando deixar de ir à urna
Postado por: Letícia Oliveira / 10:50h

Para quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia das eleições, a justificativa do voto poderá ser feita, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em qualquer seção eleitoral em todos os estados do país. Com identificação oficial, o eleitor deverá, ao chegar aos locais de votação, pedir ao mesário o formulário de justificativa. Além dos locais de votação, esse formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no site dos tribunais regionais eleitorais. Nos casos em que a justificativa for feita após o dia da eleição, o eleitor tem um prazo de até 60 dias. No entanto, deverá preencher um requerimento específico de justificativa eleitoral disponível para download e impressão no site do TSE. Em seguida, é necessário entregar o documento na zona eleitoral onde está inscrito o eleitor. É preciso destacar também que, para cada turno das eleições, corresponde à uma justificativa. Para aqueles que deixarem de votar em três turnos consecutivos, sem a devida justificativa, a lei prevê sanções como: não poder tirar carteira de identidade e nem passaporte; é vetado de manter financiamentos em órgãos públicos como bancos; não pode se inscrever em concurso público e nem participar de concorrência pública para qualquer serviço.

Comente agora
03
Ago
Imbassahy pede afastamento de senador do PT após denúncias da Veja
Postado por: Letícia Oliveira / 10:20h

O Líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), defendeu o imediato afastamento do relator da CPI da Petrobras, senador José Pimentel (PT-CE), por não reunir as condições necessárias para o cargo, como isenção. Para Imbassahy, o presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), “tem o dever moral de afastá-lo imediatamente, de ofício, e ao mesmo tempo mandar verificar se não ocorreu a mesma farsa na CPMI da Petrobras, também em andamento”. “Lamentavelmente, o fato coloca sob suspeição os depoimentos prestados na CPMI, uma vez que as perguntas eram muitas vezes idênticas àquelas feitas na comissão do Senado. Além disso, os personagens citados eram presença frequente também na CPMI, onde possivelmente orquestraram o mesmo teatro”, afirmou Imbassahy. “Outra dúvida que se estabelece é em relação à presidente Dilma: ela tinha ciência de que servidores do prédio anexo ao Palácio do Planalto e os dirigentes da Petrobras estavam atuando contra os interesses do País? Ela, como superiora, tem responsabilidade pelos atos dos seus subordinados na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) – assim como o titular da pasta, Ricardo Berzoini, ex-presidente do PT, já envolvida em casos semelhantes no passado. Ou, mais uma vez, recorrerá ao usual ‘não sabia de nada’, confirmando que de fato não possui qualquer comando sobre sua própria equipe nessa operação criminosa”, completou. 

Comente agora
03
Ago
Eleitorado baiano lidera média de abstenções nas urnas
Postado por: Letícia Oliveira / 08:41h

A média das abstenções do eleitorado baiano nas cinco últimas eleições gerais - de 1994 a 2010 - é de 25,21%, o que significa 6,87 pontos percentuais acima da registrada no Brasil, no mesmo período. Quarto maior colégio eleitoral do país, a Bahia tem ainda média superior à dos três maiores colégios eleitorais: São Paulo (15,09%), Minas Gerais (17,92%) e Rio de Janeiro (16,49%). E a ausência às urnas tende a crescer este ano no estado, segundo estudiosos. Os altos índices de abstenção também causam prejuízos ao erário. Somente em 2010, na Bahia, as abstenções no primeiro turno causaram um prejuízo de cerca de R$ 7,5 milhões. No país, a perda foi de R$ 195,2 milhões nos dois turnos, ao se levar em conta o custo médio naquele ano de cada eleitor de R$ 3,63, calculado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É que, ao preparar as eleições, o investimento é feito pelo TSE  para montar  estrutura que atenda ao  total de eleitores aptos a votar. Para este ano, 10.185.417 eleitores estão aptos a comparecerem às urnas em outubro no Estado. O número é 6,72% maior que o quantitativo de 2010 (9.544.368).

Comente agora
02
Ago
Desta vez há chances reais de vitória, afirma Lídice
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:58h

Ao contrário do que ocorreu na década de 1990, quando disputou a eleição ao governo, Lídice da Mata afirmou que desta vez há chances reais de vitória. A declaração foi dada há pouco ao chegar no comitê de campanha, na Pituba. Em pesquisas feitas desde o começo, a socialista aparece em segundo lugar, atrás de Paulo Souto e à frente de Rui Costa. Lídice reafirmou que seu programa de governo vai priorizar Educação, Saúde e Segurança. "Vamos fortalecer as policias, criar uma rede de proteçao ao cidadão", disse. Com três partidos na coligação - PSB, PSL e PPL-, Lídice da Mata informou que não foi possível se aliançar com outros partidos. A senadora, que terá pouco mais de um minuto e meio de exposição no rádio e na tv, não poupou crÍticas as demais siglas e o poder econômico. "Alguns se renderam à maquina forte do estado".

Comente agora
02
Ago
Rui reafirma compromisso de implantar o Canal do Sertão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:56h

Ao lado do governador Jaques Wagner e do prefeito Sivaldo Rios, que é do PSDB, mas está dando apoio à coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, o candidato a governador Rui Costa, afirmou, durante comício em Capim Grosso, que está inteiramente comprometido com o projeto de aumentar a oferta de água potável para toda a região do semiárido e também garantiu que nos próximos quatro anos irá levar energia elétrica a todas as casas da Bahia, inclusive as situadas no campo, por meio do programa Luz Para Todos: “Quero, ao final do governo, voltar e perguntar: tem alguma casa da zona rural sem energia elétrica e ouvir de vocês, não!”. A concentração popular reuniu mais de cinco mil em Capim Grosso e foi a etapa final da Caravana 13 da sexta-feira, que visitou, ainda, as cidades de Várzea do Poço, Serrolândia e Quixabeira e os distritos de Junco e Paraíso, pertencentes a Jacobina. O governador Wagner fez questão de destacar as qualidades de Rui, salientando a humildade, o compromisso com o povo, a capacidade de aprender e a vontade de trabalhar do candidato. E garantiu: “Posso atestar que Rui está preparado”.

Comente agora
02
Ago
Souto: “A Bahia só será justa com o desenvolvimento do Semiárido”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:53h

“O sertanejo é antes de tudo um forte. Se eleito, eu vou unir a força do governo à deste povo guerreiro para transformar as condições de vida do Sertão. Porque a Bahia só será justa com o desenvolvimento da Região do Semiárido”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, neste sábado (02), nas visitas a Tanquinho, Nova Fátima, Gavião, São Domingos, Valente e Santa Luz. No périplo pelo Sertão, iniciado pela manhã, ao lado do companheiro de chapa Geddel Vieira Lima, candidato a senador, Paulo Souto reafirmou seu compromisso de trabalhar pelo Sertão. “Já fiz e quero fazer muito mais pelos baianos que vivem no Semiárido, região que abrange 65% do território de nosso estado”, disse, destacando que, com o apoio de Geddel em Brasília, vai lutar para que o Governo Federal adote um Plano Nacional de Desenvolvimento do Semiárido. “O nosso candidato a senador Geddel Vieira Lima, que tanto fez pelo Semiárido, quando ministro da Integração Nacional, será a nossa voz em Brasília para convencer o Governo Federal a criar este programa de forma articulada com todos os estados nordestinos, com orçamentos plurianuais aprovados pelo Congresso Nacional e com autonomia de ter continuidade ao longo de diferentes governos”, explicou Paulo Souto.

Comente agora
02
Ago
Campos: "Decisão judicial ou se cumpre ou se recorre"
Postado por: Letícia Oliveira / 15:27h

O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, evitou comentar a polêmica envolvendo o pedido de direito de resposta protocolado junto à Justiça Eleitoral pelo candidato de sua sigla ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara. Ele foi indagado pelo jornal O Estado de S. Paulo neste sábado, 02, durante visita a Brotas (SP). "Decisão judicial se cumpre ou se recorre", afirmou Campos para dizer que não vê nada de anormal nessa questão. Entretanto, ele deixou claro que sua campanha à presidência não tem nada com isso. "Já me manifestei várias vezes sobre isso. As campanhas estaduais respondem por suas iniciativas. Não houve nenhuma iniciativa da campanha nacional", explicou.

Comente agora
02
Ago
Ex-prefeito de Ibititá tem bens bloqueados pela Justiça
Postado por: Letícia Oliveira / 14:31h

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) acatou ação por ato de improbidade administrativa, movida pela Prefeitura Municipal de Ibititá, contra o ex-prefeito Francisco Moitinho Dourado Primo, conhecido na cidade como Dr. Chiquinho. A ação tem como base um convênio assinado em 2010, entre o município de Ibititá e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), no valor global R$ 365.643,99 (trezentos e sessenta e cinco mil, seiscentos e quarenta e três reais e noventa e nove centavos) para construção de quadra coberta na sede da cidade. Apesar da liberação de recursos públicos, o equipamento não foi concluído. De acordo com relatório técnico realizado pela SUDESB, a construtora contratada pela antiga gestão executou apenas 45% da obra. Para o relator do processo, o desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, face ao exposto, ficou configurado “o prejuízo ao erário público, bem como aos munícipes a quem efetivamente se dirigia o empreendimento e do qual estão impossibilitados de usufruir”. Sendo assim, foi determinado o bloqueio de bens do ex-prefeito Dr. Chiquinho no valor de R$ 113.226,29 (cento e treze mil, duzentos e vinte seis reais e vinte e nove centavos), limite proporcional ao percentual pendente da obra. 

Comente agora
02
Ago
Lídice acredita em vitória se conseguir chegar no segundo turno
Postado por: Letícia Oliveira / 14:26h
Com um discurso mais propositivo e pouco agressivo à oposição, a candidata ao Governo Lídice da Mata (PSB) externou que a vitória virá certa caso vá para o segundo turno. Em sua chegada para o lançamento do comitê eleitoral neste sábado (5), na Pituba, a socialista afirmou à imprensa que, para obter logro, irão “gastar todos os sapatos da prateleira”. “Nós estamos lutando para permanecer no segundo lugar [nas pesquisas] e chegar ao segundo turno porque assim podemos ganhar as eleições. Há um consenso por onde andamos de que temos força para chegar ao segundo turno, e mesmo a oposição acredita que ganharemos caso isso aconteça”, disse a candidata sem pestanejar. Lídice chegou no local envolta de uma grande massa formada pela imprensa e assessores e se deslocou até uma sala climatizada, onde tirou fotos com os presentes. No discurso de palanque, montado fora do comitê no acesso de pedestres, a postulante endossou suas proposições. “Para a Bahia ter uma educação melhor não bastar apenas o governo. É preciso convocar as forças da sociedade”, declarou ao mencionar, logo após, a importância do empresariado neste aspecto. Durante o evento, água e pipoca – tabulada em R$ 0,50, mas distribuída gratuitamente – eram oferecidas aos presentes do comitê, que eram o suficiente para ocupar até a área da calçada em frente da fachada do espaço. (BN)
Comente agora
02
Ago
Rui reafirma compromisso de implantar o Canal do Sertão
Postado por: Letícia Oliveira / 12:35h

Ao lado do governador Jaques Wagner e do prefeito Sivaldo Rios, que é do PSDB, mas está dando apoio à coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, o candidato a governador Rui Costa, afirmou, durante comício em Capim Grosso, que está inteiramente comprometido com o projeto de aumentar a oferta de água potável para toda a região do semiárido e também garantiu que nos próximos quatro anos irá levar energia elétrica a todas as casas da Bahia, inclusive as situadas no campo, por meio do programa Luz Para Todos: “Quero, ao final do governo, voltar e perguntar: tem alguma casa da zona rural sem energia elétrica e ouvir de vocês, não!”. A concentração popular reuniu mais de cinco mil em Capim Grosso e foi a etapa final da Caravana 13 da sexta-feira, que visitou, ainda, as cidades de Várzea do Poço, Serrolândia e Quixabeira e os distritos de Junco e Paraíso, pertencentes a Jacobina. O governador Wagner fez questão de destacar as qualidades de Rui, salientando a humildade, o compromisso com o povo, a capacidade de aprender e a vontade de trabalhar do candidato. E garantiu: “Posso atestar que Rui está preparado”.

Comente agora
02
Ago
Presidente da Câmara de Jaguaripe sobre relação com a prefeitura: "O nosso gestor é presente, há efeito e parceria"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:40h

Muitas são as reclamações chegadas à redação do Portal Voz da Bahia relacionadas aos buracos encontrados no município de Jaguaripe. O repórter Marcello Dial, entrevistou o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Péricles Silva (PR), o conhecido “Pepezinho” para falar sobre sua intermediação nessa e em outras questões junto a administração pública. Inicialmente ele destacou o ponto crucial desse problema, que é chamado de “Cachaço”, região do Eucalipto, conhecida assim por haver plantas muito altas, deixando o trecho da estrada sombrio. O vereador disse que caçambas com mais de 30 toneladas de areia passam pela área levando para Santo Antônio de Jesus esse material, o que causa estragos nessas estradas vicinais que não suportam o excesso de peso e ainda as fortes chuvas que tem atingido o município, “as chuvas trazem lama para as estradas, então o prefeito, tenho certeza, tem gasto uma fábula, sendo aproximadamente R$ 100mil por mês na conservação das estradas, porém não consegue mantê-la pela grande quantidade de caçambas e chuvas”, completou. 

Relação entre a prefeitura e vereadores:

Comente agora
02
Ago
Prazo para prestação de conta de candidatos termina hoje
Postado por: Letícia Oliveira / 09:53h

Após um mês de registro de candidaturas e aproximadamente o mesmo período de início da campanha política nas ruas, os candidatos das eleições deste ano cumprem um novo prazo burocrático nos próximos dias: a apresentação da primeira parcial das prestações de contas das receitas e despesas da corrida eleitoral. O prazo para cumprir a norma, que começou na última segunda-feira (28), termina hoje. Nas declarações deverão conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores. A medida não fica restrita só aos concorrentes, mas também aos comitês financeiros e aos diretórios partidários. Os vices e os suplentes também não ficam de fora. Eles não prestam contas isoladamente e suas documentações devem ser entregues aos respectivos titulares.

Comente agora
02
Ago
PT mantém expulsão de deputado estadual suspeito de elo com PCC
Postado por: Letícia Oliveira / 09:26h

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) manteve nesta sexta-feira (1º) em decisão unânime, a expulsão do deputado estadual Luiz Moura. Ele é citado em uma investigação do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, como suspeito de lavar dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC). O parlamentar afirmou que vai recorrer. A nova suspeita sobre ele foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta semana. Nesta quinta-feira, a executiva estadual do PT já havia dado o parecer. As lideranças estaduais foram cobradas pela cúpula do partido para que agilizassem o processo de expulsão, minimizando os impactos para a legenda nas eleições. O caso de Moura deve ser visto como exemplo pelos petistas: o PT quer dar a entender que “não esconde malfeitos” e “corta na própria carne”. 

Comente agora
02
Ago
Foto de Suplicy com Padilha nos ombros violou lei eleitoral
Postado por: Letícia Oliveira / 08:44h

O aliado do senador Eduardo Suplicy (SP-PT) que impulsionou a foto no Facebook do parlamentar carregando nos ombros Alexandre Padilha, candidato ao governo de São Paulo pelo PT, violou a lei eleitoral. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a prática é vedada pela Justiça Eleitoral e proíbe a “veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga” – a divulgação da cena, que aconteceu esta semana em Carapicuíba, região metropolitana de SP,  teria custado R$ 200 ao adepto de Suplicy. A foto foi retirada do ar, após o senador identificar que foi publicada como publicidade paga na rede social. A imagem chegou a ser vista por 6 mil usuários e teve mais de 1 mil compartilhamentos.  Candidato à reeleição, Eduardo Suplicy não quis identificar o correligionário, mas negou ter ligação com a promoção da peça.

Comente agora
02
Ago
Eleições Bahia: 29 cidades recebem candidatos neste fim de semana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:13h

Os candidatos ao governo do Estado aproveitam o fim de semana para intensificar as campanhas em cidades do interior. No sábado (2), Paulo Souto (DEM) leva sua caranava às cidades de Tanquinho, Riachão do Jacuípe, Nova Fátima, Gavião, São Domingos, Valente e Santaluz, no centro-norte e nordeste baianos. No domingo (3), segue por Itiruçu, Jaguaquara, Itaquara, Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe e Laje. Enquanto isso, Rui Costa (PT) visita o sudoeste: no primeiro dia, realiza carreata em Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Venceslau Guimarães e Gandu. No segundo, passa por Boquira, Macaubas, Rio do Pires, Caturama e Paramirim. Lídice da Mata (PSB) começa o fim de semana com a inauguração do seu comitê, às 10h, na Avenida Manoel Dias da Silva. Às 15h, fala sobre políticas públicas com a juventude no Pelourinho. No domingo, ela faz caminhada em Matina e visita uma feira livre em Guanambi, também no sudoeste. Rogério Da Luz (PRTB) também faz campanha no interior. No dia 2, se encontra com lideranças políticas em Feira de Santana, no centro-norte e, no dia 3, vai a Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. Renata Mallet (PSTU)  é a única que permanece na capital baiana. No sábado, ela participa do seminário “Um programa socialista para a Bahia”, para a discussão do programa de governo do partido. No domingo, participa de caminhada na Ribeira pela manhã e depois almoça com apoiadores da candidatura. (por Rebeca Menezes - BN)

Comente agora
02
Ago
Prefeito de Jaguaripe decide decretar Estado de Emergência no município devido aos estragos das fortes chuvas
Postado por: Letícia Oliveira / 01:08h

O Portal Voz da Bahia entrevistou nesta sexta-feira (01), o prefeito de Jaguaripe, Heráclito Arandas (PR), para saber mais sobre sua decisão em Decretar Estado de Emergência Pública no município. A fim de saber o motivo da decisão, nossa redação procurou o gestor municipal, que explicou em entrevista exclusiva o que de fato está se passando na cidade. Ele informou que o índice de chuvas no município está fora do limite desde outubro do ano passado, porém nos últimos meses a situação tem se agravado de tal forma que casas estão sendo destruídos, prédios públicos estão apresentando vazamento, parque municipal estão com infiltrações, dentre outros problemas que acometem Jaguaripe. “Isso prejudica o transporte escolar e o trânsito das pessoas. Não tem mais solução, estamos com pontes devastadas em razão das chuvas em excesso, então a ideia é que seja decretada emergência para que o estado venha nos ajudar possibilitando que possam ser tomadas atitudes mais rápidas”, comentou. Ainda segundo Arandas, na Ilha D’Ajuda várias casas estão sendo invadido pelas águas, "o índice do lençol freático está elevado, que chega a ser uma série de transtornos que não tem como sancionar a não ser decretando emergência e pedindo socorro ao Estado", alegou.

Fotos da sessão da Câmara:

"País do Carimbo": O prefeito salientou ao Portal Voz da Bahia que irá urgente à Salvador na próxima segunda-feira (04), entregar ao Governador Jaques Wagner, o Ofício, a fim de viabilizar os caminhos para resolver esse problema calamitoso em Jaguaripe. “Infelizmente estamos no Brasil, o país cheio de burocracia e, infelizmente, conhecido como “País do Carimbo”, que, por exemplo, para mostrar a necessidade de alguma pessoa, você precisa fotografar o indivíduo para provar se ele realmente é cego ou aleijado, fato que é uma vergonha para a nação. Para reconhecer e homologar o Estado de Emergência, há um caminho comprido e estou correndo para ver se consigo algum tipo de ajuda urgente”, destacou.

Requalificação da Ponte entre Jaguaripe e Valença: O prefeito acrescentou que também percorrerá atrás da requalificação da “Ponte da Amizade”, que liga a região do Cruzeiro em Jaguaripe à Valença, atravessando o Rio Jiquiriçá. Ele contou que tem mantido contato com a prefeita Jucélia Nascimento (PTN), do município de Valença que de acordo com Arandas, tem se mostrado sensível para que se viesse a fazer um convênio em termo de cooperação para tentar minorar a situação que está acontecendo, porém, deixou claro, que a obrigação desta ponte é do Governo. “Vou ao governador Wagner, se possível for, pedindo que nos ajude emergencialmente para que no futuro essa ponte de extrema importância para o município, visto que possui 73m de extensão. Para fazer um remendo e permitir que as pessoas transitem de um lado para o outro sem medo de cair no rio o valor é estimado em cerca de R$ 80mil”, ressaltou. Ele pontou ao dizer que se esse dinheiro for dividido entre as prefeituras de Jaguaripe e Valença, terá um prejuízo muito grande devido aos débitos.

Receita no município pequena: Jaguaripe tem quase 900 km², indo até o limite com Laje na BR-101, na divisa com Valença no Sul e ao Norte com Salinas da Margarida, chegando a possuir cinco distritos e doze povoados grandes, porém a receita de ICM caiu para pouco mais de R$ 800 mil reais. Conforme o prefeito garantiu ao Voz da Bahia, que a Receita do município é muito pequena. Segundo ele, as isenções que a presidente Dilma está dando a indústria de automóvel, isenção de IPI, diminuindo Imposto de Renda, que compõem o Fundo de Participação dos Municípios estão acabando com as pequenas cidades, “porém apesar disso, já foi possível entregar somente neste ano cinco escolas equipadas, quatro unidades, e ainda estão sendo construídas duas academias de saúde, a entrada da cidade está sendo construída através de emenda parlamentar e ainda há duas escolas e duas creches para serem construídas até o fim do ano”, ponderou.

Dinheiro do Fundeb: O gestor explicou também como conseguiu realizar todas essas obras, Heráclito afirmou que o dinheiro do FUNDEB é aplicado com muito carinho, visto que 60% vão para o professor e 40% para obras da área de educação. “Gasto quase R$ 300mil de transporte escolar por mês entre carros pequenos, médios e ônibus grandes, então temos feito um esforço muito grande e não deixamos que seja desviado um tostão. Deus tem nos ajudado”, comentou.

Arandas demonstrou o 'medo' de ser prefeito: Com relação à situação dos prefeitos que estão morrendo por doenças ou violência, Arandas acrescentou que atualmente ser prefeito é uma profissão de risco, “se tornou perigosa e alguns que ainda estão no cargo querem se afastar por medo”, concluiu.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
2 comentários
02
Ago
Justiça Eleitoral publica lista de mesários na semana que vem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:09h

A Justiça Eleitoral publica na próxima quarta-feira (6) a lista de todos os eleitores que trabalharão como mesários na eleição deste ano – o prazo previsto em lei é de 60 dias antes do primeiro turno, em 5 de outubro. As listas serão publicadas pelos juízes responsáveis por comarca ou região. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a expectativa é de que 2 milhões de eleitores trabalhem como mesários em outubro próximo. O mesário é escolhido pelo juiz eleitoral preferencialmente entre os que têm nível superior, são professores ou servidores do Judiciário. Cada seção eleitoral tem seis mesários. As funções principais são recepcionar o eleitor, identificá-lo (por biometria ou documento oficial com foto) e encaminhá-lo para votar na urna eletrônica. O prazo para se apresentar como mesário voluntário para este ano já se encerrou. Todos os escolhidos pelos juízes para a função receberam comunicação oficial por meio de carta – o TSE ressaltou que não faz comunicações por e-mail.

Comente agora
01
Ago
Souto anuncia hospital regional para Teixeira de Freitas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:51h

  1. Foto: Valter Pontes/Coperphoto

“O caos na saúde pública é generalizado em todo o estado. O Extremo Sul não foge à regra. Por isso, no caso de eleito, vamos trabalhar pela construção do Hospital Regional de Teixeira de Freitas para melhorar o atendimento a toda região”, anunciou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, na noite desta sexta-feira (01), depois de visitar Caravelas, Alcobaça, Prado, Itamaraju e chegar a Teixeira de Freitas. Por onde passaram em carreata, Paulo Souto e seu companheiro de chapa Geddel Vieira Lima, candidato a senador, eram festejados pela população. Em Itamaraju, o cortejo motorizado ganhou dimensões quilométricas, mais de 500 carros formavam uma verdadeira onda azul no asfalto. As queixas contra a situação caótica da saúde pública e a desenfreada violência eram frequentes. O candidato oposicionista a governador reiterou o compromisso de estabelecer um prazo digno para a realização de exames e cirurgias, ainda no segundo ano de governo. “Vamos acabar com esse desrespeito de a pessoa ficar com uma requisição nas mãos sem saber o que fazer com ela por seis meses. Quando alguém for num posto de saúde, ele vai saber quando terá o resultado de seu exame e, no caso de cirurgia, quando ela será realizada”, afirmou. De acordo com Paulo Souto, melhorar a qualidade dos serviços públicos essenciais à população será uma prioridade de seu governo. “Além da saúde, vamos cuidar da educação, elevando a qualidade do ensino. E na segurança pública, se eleito, vou tomar para mim a responsabilidade de resolver este problema. Restabelecer a relação de confiança entre governo e polícia. Investir em tecnologia e inteligência, além de distribuir melhor e aumentar o contingente policial”.

Um comentário
01
Ago
Bahia terá 10 universidades federais, garante Rui
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:47h

De uma única universidade federal existente em quase 70 anos (a Ufba foi fundada em 1946) e ostentando a marca de quinto pior estado em número de estudantes universitários, a Bahia avançou e conseguiu dar acesso ao ensino superior para milhares de jovens do interior. Entre 2007 e 2013, cinco novas instituições federais foram implantadas e o orçamento para as universidades estaduais aumentou 165%. “Apoiado na política educacional implantada no Brasil a pelos presidentes Lula e Dilma Roussef, o governador Jaques Wagner conseguiu transformar uma dura realidade em um cenário promissor. Eu vou avançar ainda mais”, garante o candidato Rui Costa. A implantação das universidades federal no Recôncavo, Oeste, Sul, Vale do São Francisco e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira, em São Francisco do Conde – “que tem também o status de instituição internacional” foram um marco na gestão petista no estado. “Vou investir fortemente na assistência estudantil, para garantir a permanência dos estudantes carentes no ensino superior e, ao lado de Dilma, criar mais quatro novas universidades federais: do Nordeste, da Chapada, do Sudoeste e da Serra Geral”. Só em 2014, o orçamento para as quatro instituições estaduais: Uneb, Uefs, Uesc e Uesb foi de R$ 1.021.537.000,00. O valor representa crescimento de mais de 165% entre 2006 e 2014.

Um comentário
01
Ago
Vereador usa a rede social para denunciar gastos excessivos da prefeitura de S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:18h

O vereador do PT de Santo Antônio de Jesus Uberdan Cardoso fez uma grave denúncia em sua rede social contra a prefeitura do município. De acordo com o edil, a administração municipal realizou contratação de um cantor e uma banda para tocar na Festa do Agricultor na Comunidade do Bonfim, com o preço total de R$ 104 mil reais, "o cantor Daniel Vieira custou R$ 42 mil reais e a Banda Cangaia de Jegue R$ 62 mil reais, ou seja, os Agricultores e Empreendedores Rurais merecem sim uma grande festa. Mas não acho saudável, nem responsável aos cofres públicos gastar assim. Principalmente em uma cidade onde até gaze anda faltando nos Postos de Saúde. Ficou Feio!”, destacou Uberdan. 

Foto: Reprodução / Facebook

Rrevelações anteriores: Está é a terceira denúncia apontada pelo vereador em 1 ano e sete meses da administração do prefeito Hhumberto Soares Leite (PDT). A primeira Cardoso acusou um consumo de R$ 360 mil reais da administração municipal com quentinhas. A segunda, o petista fez um levantamento e trouxe a imprensa um gasto da prefeitura em mais de R$ 2 milhões de reais em consultorias e assessorias. O Voz da Bahia deixa a disposição do prefeito Humberto Leite direito de resposta sobre tais acusações assinaladas pelo edil.

  1. Reportagem: Voz da Bahia

Acima, cópia do Diário Oficial dos Municípios que registrou gastos

36 comentários
01
Ago
Com morte de Rilza Valentim muda tudo no Recôncavo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:47h

Nem deu tempo de a população de São Francisco do Conde absorver a grande perda que teve com a morte da prefeita Rilza Valentim, e nos bastidores do poder as disputas internas já começam a tomar corpo. No sobe e desce, o nome forte que desponta agora é o do prefeito Evandro Almeida (PP), ex-vice que assumiu após o falecimento da titular. Do outro lado estão Joaci Pena, secretario de Infreestrutura e Obras; Paulo Sérgio Teiú, titular de Governo, e o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). Evandro Almeida andava meio sem prestigio na prefeitura, quando ainda era vice, e nada podia fazer para impedir que Joaci Pena, ex-marido de Rilza, fosse alçado ao cargo de secretário justamente na sua pasta, considerada a galinha dos ovos de ouro da administração municipal. Agora, com a caneta de prefeito na mão, comenta-se que Evandro Almeida apenas espera a primeira oportunidade para se livrar do seu desafeto.

Comente agora
01
Ago
Mercadante leva multa de R$ 7,5 mil por propaganda a favor de Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:21h

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira (1º), por unanimidade (cinco votos a zero), multar em R$ 7,5 mil o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, por propaganda eleitoral antecipada a favor da presidente Dilma Rousseff. A decisão foi tomada na primeira sessão realizada pelo TSE após o fim do recesso do Judiciário de meio de ano. Ao analisar pedido do PSDB para que o chefe da Casa Civil fosse multado, os ministros do TSE entenderam que houve intenção de favorecer Dilma na disputa eleitoral deste ano durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, no dia 15 de junho, convocada para responder a críticas do PSDB. Cabe recurso ao próprio TSE. O ministro nega ter feito propaganda. A assessoria de comunicação da Casa Civil divulgou nota informando que o ministro "Mercadante respeita a justiça eleitoral, mas mantém a interpretação apresentada em sua defesa"

Comente agora
01
Ago
Notícias sobre Campos em PE não são propaganda, diz TSE
Postado por: Letícia Oliveira / 16:09h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que as notícias favoráveis ao presidenciável Eduardo Campos veiculadas no jornal Folha de Pernambuco não configuram propaganda eleitoral. O PT entrou com representação no TSE contra Campos e contra o jornal. Em decisão monocrática, o relator havia dado procedência ao pedido do partido, mas, na manhã desta sexta-feira, 1º, o plenário da corte acolheu o recurso do jornal. O ministro Gilmar Mendes lembrou que o fato de um governador de “Estado periférico” se lançar à Presidência da República é notícia e, só o fato de reportar, ainda que por algum caderno especial, não configura propaganda antecipada. Em março, o jornal Folha de Pernambuco publicou uma série de matérias sobre a gestão de Campos, de acordo com o relator, elogiosas. “A imprensa escrita não está adstrita aos limites de rádio e televisão”, disse o ministro Dias Toffoli. Gilmar Mendes disse temer que em breve o tribunal comece a estabelecer limites que se aproximem da censura e, por isso, votou a favor do recurso da Folha de Pernambuco e contra a representação do PT. 

Comente agora
01
Ago
Ex-prefeito de Feira de Santana desiste de candidatura a deputado estadual
Postado por: Letícia Oliveira / 13:13h

Inseguro com o clima em seu partido, o nanico PHS, o ex-prefeito de Feira de Santana Tarcizio Pimenta desistiu de sua candidatura a deputado estadual. Com a decisão, Pimenta abre de vez o caminho para sua mulher, a já deputada Graça Pimenta (PMDB), que tenta a reeleição. Tarcizio perdeu a última eleição, quando tentou continuar à frente da prefeitura da "Princesinha do Sertão". Depois disso, voltou a concentrar sua atenção na tentativa de voltar para a Assembleia Legislativa da Bahia, mas desistiu no meio do caminho, já que o PHS apoia duas coligações: a de Paulo Souto e a de Rui Costa. A Justiça ainda julga o caso da legenda. (Metro1)

Comente agora
01
Ago
Apesar do recesso branco, deputados devem votar projetos da PM e dos Bombeiros
Postado por: Letícia Oliveira / 13:13h
Os 30 dias de recesso dos deputados estaduais terminam nesta sexta-feira (1º) e, teoricamente, os parlamentares deverão retornar às atividades legislativas na próxima segunda (4). Entretanto, na prática, como é ano de eleição, os deputados baianos se dedicarão à busca pelos votos dos eleitores até o dia 5 de outubro. Dos 63 deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), apenas seis desistiram de legislar - Carlos Gaban (DEM), Hebert Barbosa (DEM), Joacy Dourado (PT) – recém-empossado –, Luciano Simões (PMDB), Maria Luiza Orge (PSC) e Maria Luiza Laudano (PSD). Outros sete tentam subir um degrau na pirâmide da política brasileira e disputam uma das vagas reservada à bancada baiana - Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), João Carlos Bacelar (PTN), Yulo Oiticica (PT), Mário Negromonte Júnior (PP), Paulo Azi (DEM) e Ronaldo Carletto (PP). No retorno, dos 39 Projetos de Lei (PL) apresentados desde o início dessa legislatura e que ainda não foram apreciados, os PLs 20.884/2014, que reorganiza a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA); e o 20.890/2014, que institui a organização básica do Corpo de Bombeiros, deverão ser priorizados na Casa este mês, principalmente porque deverá garantir uma campanha tranquila para os deputados que participam do pleito deste ano. 
Comente agora
01
Ago
Prazo para prestação de contas dos candidatos termina neste sábado
Postado por: Anacley Souza / 13:01h

O prazo para que todos os candidatos que concorrem nas eleições em outubro prestem contas à Justiça Eleitoral termina neste sábado (2). Também terão que prestar contas os comitês financeiros e os diretórios partidários. Eles terão que discriminar os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores. Os dados serão divulgados pela Justiça Eleitoral na internet, no dia 6 de agosto, podendo ser acessado pelo público em geral no site do TRE.

Comente agora
01
Ago
'Riscaram uma cidade do mapa da Bahia', diz Paulo Souto
Postado por: Anacley Souza / 12:11h

O candidato a governador Paulo Souto (DEM) participou de comício da chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, no município de Barra da Choça, no sudoeste baiano, na noite de quinta-feira (31). O democrata voltou a falar sobre os 37 mil homicídios ocorridos durante o governo Jaques Wagner. “Nestes últimos sete anos e meio, 37 mil baianos foram assassinados. Esse número de vítimas de homicídios no estado é superior à população de Barra do Choça. Riscaram uma cidade deste porte do mapa da Bahia”, comparou. O ex-gestor prometeu que, se eleito mais uma vez, tomará para si a responsabilidade de resolver o problema da violência. “Reestabelecer a relação de confiança entre governo e polícia. Investir em tecnologia e inteligência, além de distribuir melhor e aumentar o contingente policial”, enumerou. Na manhã desta sexta (1º), Souto se reuniu com profissionais da área de saúde, em Vitória da Conquista, onde afirmou que pretende ajudar municípios menores na gestão de hospitais da rede pública. (Bahia Notícias)

Comente agora
01
Ago
Aécio vai apoiar campanha contra voto nulo e asbtenção
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:37h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), vai anunciar na semana que vem sua adesão ao movimento #VempraUrna, uma campanha oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O comando da candidatura do tucano avalia que as altas taxas de intenções de votos nulos e brancos nas pesquisas e as abstenções podem favorecer a reeleição da presidente Dilma Rousseff no primeiro turno. Em um vídeo que será veiculado nas redes sociais de Aécio, o candidato vai comunicar seu apoio à campanha do TSE. Ao mesmo tempo, o PSDB passará a divulgar gravações produzidas pela equipe de marketing da candidatura tucana que fazem alusão à campanha oficial do tribunal. A peça partidária, porém, inclui sutilmente a ideia de “mudança”, jamais contemplada na publicidade oficial da Justiça Eleitoral.

Comente agora
01
Ago
Campos repete que Brasil precisa melhorar a federação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:46h

O ex-governador de Pernambuco e candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, voltou a criticar a política econômica e a gestão da atual presidente, Dilma Rousseff (PT). "Nós precisamos melhorar a federação brasileira. O governo Dilma, além de parar o Brasil, concentrou recursos lá em cima (na União)", afirmou na manhã desta sexta-feira, 01, em entrevista à Rádio Gaúcha. Campos está desde ontem em campanha no Rio Grande do Sul acompanhado de sua vice na chapa, a ex-senadora Marina Silva. O candidato disse que está construindo um programa de governo capaz de encarar a dificuldade que o País enfrenta de conviver com baixo crescimento, inflação elevada e juros altos. "Estamos fazendo toda uma escuta que não vemos outras candidaturas fazerem, para a construção de um programa", avaliou. "O Brasil precisa retomar seu leito de desenvolvimento, de crescimento." Ele afirmou que renegociar a dívida dos Estados é uma questão de vontade política e que, no caso do Rio Grande do Sul, seria possível reduzir o porcentual de comprometimento da receita com o pagamento de juros à União de 13% para 7%, criando uma "janela de oportunidade" para transformar o pagamento da dívida em espaço fiscal para investir. "Existe espaço para, sem inferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, abrir a possibilidade de um Estado da expressão do Rio Grande do Sul sair desta situação em que vive", revelou. (Estadão)

Comente agora
01
Ago
Lídice da Mata quer acabar com ICMS para microempresas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:47h

No encontro dos candidatos ao governo do Estado com empresários do setor produtivo, realizado ontem pela Fieb, Faeb e Fecomércio, no Hotel Fiesta, Lidice da Mata (PSB) tocou num assunto bastante criticado por empresários de pequeno porte: a cobrança antecipada do ICMS a micros, pequenas e médias empresas. Ela comprometeu-se em acabar com a cobrança por acreditar que a mudança não afetará a arrecadação do estado. A candidata da coligação Um Novo Caminho para a Bahia (PSB-Rede, PSL e PPL) acredita que a medida estimulará os negócios, gerando mais emprego e renda. Atentou, no entanto, que o investimento em educação é fundamental para melhorar a qualidade da mão de obra no setor e alavancar os negócios. “Num estudo realizado, constatamos que esta mudança na tributação não gera impacto tão grande na arrecadação do estado, mas dá grande fôlego aos negócios, que são os que geram mais empregos e renda”, pontuou. 

Comente agora
01
Ago
Supremo terá de decidir na volta do recesso sobre eleição de presidente
Postado por: Letícia Oliveira / 08:25h

O Judiciário retoma os trabalhos nesta sexta-feira (1º) depois de um mês de recesso de meio de ano. No Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros decidirão se elegem ainda nesta sexta o novo presidente da Corte após a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, publicada na quinta (31). Como alguns ministros só devem retornar ao tribunal na semana que vem, a expectativa é de que o plenário deixe a definição do novo presidente para depois. Pelo regimento, para a realização da eleição, é necessário que ao menos oito ministros estejam presentes. A eleição do novo presidente do STF foimarcada para esta sexta (1º) por Barbosa antes da aposentadoria. Alguns ministros criticaram a iniciativa porque o regimento diz que a eleição deve ser marcada para a segunda sessão posterior ao cargo de presidente ficar vago. Outros argumentam que não voltarão de viagem a tempo de participar. A previsão é de que o vice-presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, coloque em votação o adiamento da eleição, que deve escolher o nome dele para comandar a Corte nos próximos dois anos. A vice deve ser a ministra Cármen Lúcia. O resultado é esperado porque, tradicionalmente, o plenário elege o ministro com mais tempo de atuação na Corte que ainda não foi presidente. Depois de cumprir o mandato, quem exerceu o cargo vai para o fim da fila. Será a primeira sessão do Supremo desde a saída de Barbosa. A última sessão da qual o ministro participou foi em 1º de julho, quando ele afirmou que sai "de alma leve" e com a sensação de "cumprimento do dever".

Comente agora
01
Ago
Eleições Bahia: Entrevistas e viagens ao interior marcam agendas de candidatos nesta sexta
Postado por: Anacley Souza / 06:46h

Os candidatos ao governo do Estado seguem com agenda movimentada nesta sexta-feira (1°).

Renata Mallet (PSTU) : Participa de entrevista à Rádio Excelsior pela manhã e depois apresenta o seu programa de governo aos trabalhadores do Poder Judiciário federal. À noite, inaugura seu comitê de campanha em Salvador.

Marcos Mendes (PSOL):  Dá entrevista à Rádio Cruzeiro às 7h20 e depois fala para emissoras do interior. Rogério Da Luz (PRTB) dá entrevista, pela manhã, ao jornal A Tarde, e aproveita a tarde para se reunir com sua equipe de campanha.

Lídice da Mata (PSB) : Participa de reunião do programa de governo às 10h e, às 15h30, visita o jornal Tribuna da Bahia. Às 19h, ela comparece em inauguração de comitês de campanha de postulantes a deputado.

Paulo Souto (DEM): O democrata vai ao extremo-sul do estado. Em Teixeira de Freitas, ele segue em caminhada a partir das 9h e, à tarde, segue em carreata por Caravelas, Alcobaça, Prado e Itamaraju.

Rui Costa: O petista vai com sua caravana para Várzea do Poço, Serrolândia, Jacobina, Quixabeira e Capim Grosso, no centro-norte baiano.

Comente agora
31
Jul
Albino Martins confirma candidatura a presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 18:08h

Após muitas conversas relacionadas à eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins foi confirmado como candidato ao pleito. Segundo regimento interno da Casa Legislativa a qualquer momento a eleição poderá acontecer. Do outro lado está o ex-presidente da Câmara, Délcio Mascarenhas, que também é candidato. Em entrevista a Recôncavo FM, o edil Albino garantiu que sua candidatura foi lançada sem ambição, “se acontecesse hoje eu faria uma chapa, convidaria meus colegas e daria início a eleição, mas eu não sei quando vai ser, até mesmo por que quem manda é o presidente Marcos Có”, completou. Bino disse não ser a favor desse regimento e se conseguir alcançar o apoio dos seus colegas vereadores e ser presidente o seu primeiro ato seria mudar isso e colocar uma data fixa para a eleição da Câmara Municipal. Martins ressaltou que a eleição pode ocorrer até mesmo no recesso, porém é aguardado até o mês de dezembro, já que não pode passar de 2014. Na oportunidade, ele parabenizou Marcos Có pela sua atuação frente a Câmara. Albino encerrou a entrevista garantindo que é candidato a Câmara, "não volto atrás dessa decisão, pois nunca podemos dizer que dessa água não se bebe, porém estou mais focado na eleição de governo", frisou. Questionado se votaria em Délcio Mascarenhas, ele afirmou que é candidato e concluiu: "Em política tudo existe, podemos conversar e dialogar sempre".

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
31
Jul
Executiva do PT expulsa deputado flagrado em reunião com membros do PCC
Postado por: Letícia Oliveira / 16:41h

A Executiva paulista do PT decidiu expulsar o deputado estadual Luiz Moura, acusado de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (31), 16 membros do partido entenderam que o deputado não havia se explicado de forma satisfatória sobre os indícios. O presidente estadual do partido, Emídio de Souza, avaliou que a falta de provas contundentes de relações entre o deputado e membros da facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas não foi impedimento para a decisão. "Não somos o judiciário, não somos a polícia. Temos o direito e o dever de decidir e fiscalizar quem faz parte do nosso partido e quem o partido lança como candidato", disse Emídio. Segundo o presidente, a conduta do deputado arranhou a imagem do partido. "Foi dada toda, toda a chance de defesa.

Comente agora
31
Jul
É possível governar País com 20 ministérios, diz Campos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:20h

O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, voltou a defender nesta quinta-feira, 31, a redução de ministérios e secretarias como forma de enxugar a máquina pública. “É possível, sim, governar o País com 20 ministérios, não só é possível como é necessário”, afirmou ele na capital gaúcha. Nesta quarta-feira, 30, após sabatina realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com Campos, Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT), a atual governante questionou seus adversários sobre quais ministérios estariam dispostos a cortar caso sejam eleitos. Mais cedo, Aécio e Campos haviam prometido reduzir o número de cadeiras na Esplanada dos Ministérios. “Qual é o ministério que eles querem acabar? Me digam concretamente que eu discuto”, alfinetou na ocasião a presidente. Para Dilma, não seria possível aprovar uma nova política para o Simples Nacional sem a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, assim como não seria possível aprovar a Medida Provisória dos Portos sem a Secretaria dos Portos.

Comente agora
31
Jul
Isenção fiscal é mecanismo ultrapassado, dizem candidatos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:20h

Se os três principais candidatos ao governo do Estado, Lídice da Mata (PSB), Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM), vivem se digladiando em debates, hoje, durante encontro com candidatos realizado pela Fieb, Fecomércio e Faeb sobre os setores produtivos do Estado, os três foram unânimes: a isenção fiscal é um modelo esgotado na atração de novas indústrias. Para Lídice, foi um mecanismo que ajudou a desenvolve a economia nos estados nordestinos, mas também já está ultrapassado. Rui Costa segue a mesma linha de raciocínio. Outro ponto em comum entre os três principais postulantes ao Palácio de Ondina trata da interiorização da indústria. Para os governadoráveis, o crescimento  da Região Metropolitana de Salvador, com o polo petroquímico e automotivo,  precisa se expandir para as diversas regiões do Estado. Uma das propostas de Lídice para atrair as pequenas e médias empresas ao interior é acabar com a antecipação do ICMS. 

Comente agora
31
Jul
Dilma: erros de alguns contaminam trabalho de milhares
Postado por: Letícia Oliveira / 14:42h

Numa breve referência a denúncias de irregularidades envolvendo contratos entre o governo e Organizações Não Governamentais, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que “às vezes os erros de alguns contaminam o trabalho de milhares”. A presidente sancionou hoje a lei que estabelece o novo marco regulatório das relações da organizações da sociedade civil com as diferentes esferas de governo. A proposta foi aprovada no início deste mês pelo Congresso e o Palácio do Planalto ainda não informou se houve veto a algum dos dispositivos votados pelo Legislativo. No governo Dilma, denúncias de irregularidades em convênios com o terceiro setor atingiram os ministérios do Esporte e do Trabalho. Além do mais, suspeitas de corrupção envolvendo parcerias públicas com ONGs resultaram em investigações parlamentares no Congresso. Em seu discurso hoje, a presidente afirmou que, além de “evitar erros de alguns”, a lei recém-sancionada traz regras claras e objetivas e mais transparência ao processo de seleção dessas entidades. “Isso representando um grande avanço para a democracia do País”, pontuou.

Um comentário
31
Jul
Eliana Calmon diz que briga entre Otto e Geddel é “perda de tempo”
Postado por: Letícia Oliveira / 13:35h

A candidata ao senado federal Eliana Calmon (PSB) comentou o bate-boca que aconteceu na noite desta quarta-feira através das redes sociais entre os candidatos Otto Alencar (PT) e Geddel Vieira Lima (PMDB) disparou, “Acho isso uma perda de tempo. É para desviar a atenção e não apresentar o que cada candidato tem a dizer. Um verdadeiro jogo de gato e rato”. Eliana aproveitou a entrevista para questionar as declarações de bens dos candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “Eu sou assalariada e fiquei sabendo pela imprensa que sou a candidata mais rica. Isso é uma mentira. Todos sabem! Querem enganar a quem? Isso precisa ser corrigido. Os gastos de campanha, cada um diz o quanto vai gastar. Vocês acreditam no que está declarado no site do TSE?”. Sobre segurança pública a candidata afirmou que é necessário um projeto integrado de segurança pública com envolvimento do governo federal, “Falta um projeto em nível nacional, não há envolvimento do governo federal e isso não ajuda no combate a violência. O governo deixa para o Estado resolver a questão da segurança e em cada local existe uma plataforma adotada que muitas vezes não ajudam em sua totalidade”, declarou.

Comente agora
31
Jul
Selfie é novo aperto de mão dos políticos, dizem especialistas
Postado por: Anacley Souza / 11:45h

A moda de tirar uma selfie com alguma celebridade ou político famoso e exibir a foto nas redes não é algo novo. A expressão até chegou a ser eleita como a palavra do ano de 2013 do idioma inglês pelo dicionário Oxford. Mas foi ano seguinte que a foto milionária feita pela apresentadora Ellen DeGeneres, reunindo as estrelas do cinema internacional no Oscar, tornou a ação cômica e popularizou algo que não era feito por todo mundo na web. “As redes sociais estão na política há algum tempo, mas depois do Oscar em abril, a selfie virou a grande moda. E os políticos entenderam que não podem ficar de fora”, avalia Alessandra Sleiman, especialista em redes sociais. Para ela, tirar autorretratos com os eleitores promete ser uma “nova e poderosa arma política”. A campanha deste ano mal começou e candidatos, como a presidente Dilma Rousseff (PT), que busca reeleição, e Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência, já compartilharam suas selfies pelo Brasil no Facebook e Instagram. Especialistas explicam que as redes sociais têm o poder de humanizar os candidatos e aumentar a sensação de interação com eles. Ediney Giordani, CCO e gestor de redes sociais, acredita que a selfie valerá até como forma de protesto, quando feita por um eleitor que não apoia o candidato, por exemplo. “E eles [políticos] não poderão fugir muito até porque não querem ser antipáticos.” Para Giordani, o internauta pode se preparar para uma invasão de autorretratos nas redes. “Se antes as fotos de político com bebê no colo já estavam garantidas, neste ano a moda será tirar selfie com o bebê no colo”, brinca. (Tribuna)

Comente agora
31
Jul
Veja a agenda dos candidatos ao governo da Bahia desta quinta-feira (31)
Postado por: Anacley Souza / 11:39h

Renata Mallet (PSTU): Entrevista na radio CBN Salvador e TV Baiana

Rui Costa (PT): Encontro com Setor Produtivo ( Fieb, Faeb e Fecomércio) e caminhada nos bairros Itapagipe e Uruguai

Marcos Mendes (Psol): Concede entrevista ao programa Que Venha o Povo (TV Aratu), às 11h10

Rogério Da Luz (PRTB): Reunião com a Associação dos Praças,Oficiais e Bombeiros e outras associações policiais. Logo mais a tarde recebe os candidatos estaduais e federais do PRTB e PEN, no Comitê do Caminho das Arvores.

Lídice da Mata (PSB): Encontro com Setor Produtivo ( Fieb, Faeb e Fecomércio). Participa do aniversário de emancipação política de Lauro Freitas e atarde concede entrevista ao Jornal A Tarde. A Noite se reúne com o SINDUSCOM.

Paulo Souto (DEM): Encontro com Setor Produtivo (Fieb, Faeb e Fecomércio) e a tarde viaja para Vitória da Conquista, onde faz caminhada, saindo da Câmara Municipal. A noite fará

Comício em Barra do Choça, na Praça Municipal.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com