As comentadas


Boa noite , Domingo, 30/08/2015








Enquete



Reflita

Blog

Política

12
Jun
Deputados aprovam novas datas de posse para presidente da República e governador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:50h

Para ajustar as novas regras políticas ao que já foi aprovado pelo plenário da Câmara na noite de ontem (10), deputados fizeram, hoje (11), uma mudança de última hora na emenda que já alterava a atual data de posse para presidente e vice-presidente da República e para governadores. Por 386 votos a favor, 10 contra e 9 abstenções, eles deputados aprovaram, há pouco, que a data prevista na Constituição, 1º de janeiro, passe para 5 de janeiro. A proposta inicial era alterar para o 1º dia útil do ano, mas, sem esta mudança de última hora, que passa a valer a partir deste mandato, o país teria dois presidentes da República – um em mandato e outro eleito – entre o dia 1º de janeiro e o 1º dia útil do ano seguinte. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), explicou que, com a nova data, o presidente da Câmara assumirá a cadeira no Planalto entre os dias 1º e 5 de janeiro, como prevê a Constituição – e apenas nas próximas eleições – para que o processo eleitoral se adapte às modificações dos prazos. Pela lei, na ausência do presidente da República, ocupam a vaga o presidente da Câmara, ou do Senado e, se nenhum deles puder, o presidente do Supremo Tribunal Federal. “Se depender de mim, seria o presidente do Supremo, para evitar a frase que foi colocada [no plenário] de estar legislando em causa própria”, explicou Cunha. Na mesma discussão ficou decidido que a posse de governadores e vice-governadores passa a ser no dia 4 de janeiro, permitindo que estes possam acompanhar a posse presidencial. Cunha encerrou a sessão em seguida e, por um acordo em plenário, adiou para terça-feira (16) as emendas que tratam da idade mínima para prefeitos, cota das mulheres e fidelidade partidária de candidatos.

Comente agora
12
Jun
"PT enfrenta pior crise do passado recente", avalia deputado
Postado por: Samile Macedo / 05:49h

Recebido com protestos nesta quinta-feira (11) durante Congresso da legenda em Salvador, o PT está em um momento político pior do que todos os outros em um passado recente. A avaliação é do deputado federal Benito Gama (PTB), em entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (12). A sigla enfrenta crise principalmente com as investigações de esquema de corrupção na Petrobras, alvo da operação Lava Jato da Polícia Federal. “O PT está em um momento crítico e pior do que todos os outros (partidos) em passado recente”, disse Benito. O parlamentar avalia que é “muito difícil” a legenda conseguir sair desse processo de queda de popularidade. “O PT tem dificuldade também na gestão, não só no Congresso”, acredita. (Metro1)

Comente agora
12
Jun
Enfurecido, Lula ataca jornalistas e Veja
Postado por: Samile Macedo / 04:55h

O ex-presidente Lula chegou enfurecido ontem ao Congresso Nacional do PT em Salvador. Ainda antes de adentrar o salão do Hotel Pestana onde o evento seria oficialmente aberto, ele tomou conhecimento de que o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, fora convocado para prestar depoimento à CPI da Petrobras. A convocação pela CPI de 140 personagens, entre os quais Okamoto, fez parte de manobra dos oposicionistas para emparedar os petistas urdida com a participação do vice-presidente do colegiado, o baiano Antonio Imbassahy (PSDB), e a colaboração de um PMDB irritado com a tentativa do PT de enfraquecer o vice-presidente Michel Temer como articulador político do governo. Para deputados da CPI, Lula preocupa-se com a convocação de Okamoto porque ele é basicamente um secretário seu, responsável, inclusive, por suas finanças pessoais, sem maior experiência política, inclusive, para enfrentar o circo de uma CPI que parece agora começar a mirar na direção do ex-presidente. O jornalista da Veja Lauro Jardim relatou, agora pela manhã, na coluna Radar Online, que, por causa da convocação de Okamoto, Lula passou uma descompostura violenta no deputado federal petista Luiz Sérgio (RJ), relator da CPI. Um conhecido petista baiano que se encontrou com o ex-presidente antes do início do Congresso contou ao Política Livre ter tido a vontade de sugerir-lhe um calmante antes de discursar. 

Comente agora
12
Jun
Para Benito Gama, Dilma é mais 'distante' do Congresso do que Collor
Postado por: Samile Macedo / 03:49h

O deputado federal Benito Gama (PTB) disse, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (12), que o relacionamento da presidente Dilma Rousseff com o Congresso atualmente é pior do que a do ex-presidente Fernando Collor, que saiu do poder por impeachment após escândalo de corrupção. Gama foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável pela investigação do caso de Collor à época. “Ela precisa ouvir não só o Congresso, mas os auxiliares também. A distância dela do Congresso é maior do que a de Collor, que tinha lideranças que ajudavam no processo. O isolamento é preocupante, não só para ela mas para o Brasil todo”, avaliou o parlamentar. Ele considera que a presidente talvez seja “vítima do processo”'. “A presidente não tem experiência política nenhuma. o primeiro cargo eletivo foi de presidente. É diferente ser agente politco como presidente”, considerou.(Metro1)

Comente agora
12
Jun
Na festa do PT em Salvador, classe média fugiu de briga
Postado por: Redação Voz da Bahia / 03:21h

Se houve alguém na oposição que pensasse (e até apostasse) que a abertura do congresso do PT seria melada com sangue em confrontos de rua, perdeu. A classe média externa a sua legítima indignação contra desatinos, como a roubalheira na Petrobras, batendo panela e indo às ruas vestida de verde e amarelo e com o rosto pintado nas cores idem, mas quando se trata de meter a mão em cumbuca pula fora. E foi o que fez ontem. A convocação para um protesto perto do congresso do PT, que na prática é contestar o direito de reunião, foi uma provocação tão ostensiva quanto uma pretensão auspiciosa. Levar uma multidão, provocar o confronto, fazer rolar sangue. Num evento com a presidente Dilma, mais Lula, roubariam a cena, com repercussão mundial (convenhamos, forma de fazer política à la terror). Quem apostou nisso perdeu duas vezes: o povo não foi, mas os petistas foram em massa e Dilma se reconciliou com o partido dela, com quem vivia às turras. Primeiro round - Kim Kataguiri, o líder do MBL, que veio de São Paulo liderar os protestos em Salvador, hospedou-se no Hotel Pestana, local do evento. Ele provocava petistas chamando-os de corruptos, alguns se irritavam e ameaçavam agredi-lo até que um segurança ameaçou retirá-lo:

- Mas eu sou hóspede.

- Os outros também. E você está provocando que eu estou vendo.

Um comentário
12
Jun
Investigado na Lava Jato, João Leão é vaiado em congresso do PT na capital baiana
Postado por: Samile Macedo / 02:29h

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), foi vaiado quando foi chamado para compor a mesa principal do 5º Congresso Nacional do PT, realizado nesta quinta-feira (11), em Salvador. Investigado na Lava Jato por suspeita de desvio de dinheiro público, ele afirmou que se mantém com a cabeça tranquila a respeito das acusações. Na última terça-feira (9), João Leão prestou depoimento na sede da Polícia Federal em Brasília. "Quem não tem rabo de palha, não tem medo de nada. Eu estava lá para dizer a verdade, nada além da verdade. Não deixei uma pergunta sem resposta. E mostrei que não tenho nada a ver com essa história", afirmou o vice-governador, em entrevista ao Metro1.

Comente agora
12
Jun
'Não causamos a crise, não podemos ser responsabilizados', diz Dilma em congresso
Postado por: Samile Macedo / 01:57h

Com um discurso de quase uma hora, Dilma Rousseff encerrou a abertura do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores perto da meia-noite. A cerimônia foi iniciada às 20h desta quinta-feira (11), no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, em Salvador. Na abertura de sua fala, a presidente cumprimentou todos os presentes um por um, enfatizando a importância de cada um deles para o partido e seu governo. Como base do discurso, Dilma enfatizou medidas e resultados positivos dos governos do ex-presidente Lula e de seu primeiro mandato no executivo nacional, pedindo que os militantes e afiliados ao partido se lembrem sempre que “os pontos positivos é que fazem do nosso governo o melhor”. Sobre a crise econômica, Dilma se defendeu e garantiu que as mudanças acontecerão rápido. “Nós não causamos a crise, não podemos ser responsabilizados por ela. Mesmo que agora, depois de sete anos, os efeitos comecem a nos atingir. Essa luta para proteger o brasileiro durante esse teve um alto custo fiscal. Um custo consciente e coerente porque nós temos compromisso com o trabalho que escolhemos”, comenta, sem deixar de alfinetar os partidos de oposição e prometer soluções. “Outro governo teria escolhido o caminho mais fácil: desemprega de uma vez, reduz o salário de uma vez. Nós não queríamos isso, não podíamos querer isso. Mas agora, depois de sete anos, temos que fazer duas coisas. Primeiro, uma escolha: ajustar o mais rápido possível a economia para que ela volte a crescer. Outra coisa é que nós não achamos correto ficar parados esperando o ajuste que é necessário. Precisamos investir no crescimento.

Comente agora
11
Jun
Prefeito de Varzedo fala sobre os 26 anos da emancipação política do município
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:23h

Nesta quinta-feira (11), o prefeito de Varzedo, Radamam Barreto (PT), fala sobre o aniversário de 26 anos de emancipação politica, sendo comemorado no dia 13 de junho. O prefeito comenta sobre a escolha da data para a comemoração da independência de Varzedo das cidades de Santo Antônio de Jesus e Castro Alves, que contou com a luta da população em geral e decidiu em plebiscito a favor da emancipação da cidade. Quanto às festas, o prefeito anuncia a alvorada com queima de fogos às 5h30, já às 8h30 haverá um desfile cívico com idosos, alunos e toda a comunidade escolar, com um projeto com o tema "Valores de nossa gente; Cultura de nossa terra", escolhido pelos alunos através de pesquisas. Radamam conta que a intenção é mobilizar todo ambiente escolar para que "[...] os alunos se apoderem da nossa história, se apoderem dos nossos valores e apoderem também da cultura que existe no nosso município [...]". Às 13h haverá um show da banda local Dy Zuera, às 17h uma sessão na câmara de vereadores, às 19h00 uma missa em celebração e às 21h00 terá shows na praça do mercado com as bandas Thander Boys, Dan Valente e Duas Medidas. O prefeito comenta também da alegria de comemorar essa data como gestor e comenta sobre as melhorias e crescimento a cidade tem passado. Radamam também aborda sobre o resgate da identidade da população de Varzedo, sobre o orgulho crescente que os cidadãos sentem em dizer sua origem.

Redação: Voz da Bahia/Bruna Gois

Comente agora
11
Jun
Discurso de Rui em congresso do PT é interrompido por gritos de "Cabula"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:55h

Um grupo de manifestantes interrompeu o discurso do governador Rui Costa na noite desta quinta-feira (11) durante o congresso nacional do PT, em um hotel no Rio Vermelho. Na época do caso, Rui defendeu a ação da PM e comparou os policiais a um "artilheiro na frente do gol", o que causou indignação em setores ligados aos movimentos sociais. Hoje, depois do início do protesto, militantes pró-PT abafaram os gritos fazendo olé para a presidente Dilma, que participa do evento.Assim que o governador começou a falar, os militantes gritaram várias vezes "Cabula, Cabula", lembrando a ação da Polícia Militar no bairro, que deixou 12 mortos em fevereiro. Rui não comentou o fato e continuou seu discurso, sendo aplaudido ao fim. O congresso do PT acontece até o sábado. Entre as autoridades, participam a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, que também já falou hoje. (Correio)

Comente agora
11
Jun
Dilma defende ajuste fiscal e pede o apoio do PT em congresso do partido
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:49h

Para uma plateia de militantes do PT de todo o país, a presidente Dilma Rousseff faz na noite desta quinta-feira (11) a defesa do ajuste fiscal do governo durante a abertura do 5º Congresso Nacional do partido, em Salvador. Em seu discurso, de 53 minutos de duração, Dilma afirmou que o governo teve a "coragem" de fazer o ajuste, que qualificou como uma das "ações táticas", e disse que o PT "deve saber fazer a leitura correta da conjuntura que estamos vivendo". "O PT é um partido preparado para entender que muitas vezes as circunstâncias impõem um movimento tático", declarou. As medidas do ajuste fiscal, destinadas a conter a inflação e sanear as contas públicas, são alvo de críticas de setores do PT, que queixam-se da orientação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e da suposta retirada de direitos socAo discursar na abertura do congresso, o presidente do partido Rui Falcão, chegou a afirmar que não é possível "retomar o crescimento provocando recessão nem que se possa combater a inflação com juros escorchantes e desemprego de trabalhadores". Segundo ele, o ajuste não pode ser "firme com fracos e frouxo com os ricos". Para chegar a tempo da abertura do congresso, Dilma antecipou a volta para o Brasil e desembarcou diretamente em Salvador, procedente da Bélgica, onde participou nestas quarta e quinta da cúpula entre líderes de países latino-americanos e europeus. "Apressei o meu retorno da minha viagem oficial à Europa [...] porque eu queria muito estar aqui com vocês", afirmou a presidente.

Comente agora
11
Jun
Justiça autoriza ida de Cerveró para presídio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:46h

O juiz Sergio Moro autorizou nesta quinta-feira (11) a transferência de Nestor Cerveró da carceragem da Polícia Federal em Curitiba para o Complexo Médico-Penal do Paraná. O pedido de transferência do ex-diretor da área Internacional da Petrobras para o sistema penitenciário do Paraná foi feito pela própria defesa do réu. O pedido havia sido feito no início do mês. Na ocasião, Moro havia dito que se manifestaria na próxima audiência do processo, que foi realizada nesta quinta. Na petição, a defesa de Cerveró diz que “o pedido se justifica ante as reiteradas manifestações do Departamento de Polícia Federal de Curitiba”. A PF havia pedido a transferência de Cerveró para o CMP junto com os ex-deputados André Vargas, Pedro Corrêa e Luiz Argôlo, além de Vaccari por falta de espaço na carceragem. Na ocasião, Moro aceitou todos os pedidos, à exceção de Cerveró. O juiz explicou que preferia aguardar o julgamento da ação penal em que ele foi condenado, que à época já estava em fase final.

Comente agora
11
Jun
Manifestante invade congresso do PT em Salvador e pede impeachment de Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:13h

Um homem invadiu o saguão do hotel, onde acontece o 5º Congresso Nacional do PT, em Salvador, vestido com uma camisa preta escrito impeachment e causou tumulto. O homem foi contido por seguranças e pelos próprios militantes que gritavam em apoio ao PT. O congresso começou nesta quinta-feira (11) e vai até sábado (13). O evento está sendo realizado no Pestana Bahia Hotel, no bairro do Rio Vermelho. De acordo com o PT, durante o Congresso, que deve reunir 800 delegados indicados pelos representantes das chapas, serão discutidas e deliberadas questões referentes ao projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional, as perspectivas de avanço do projeto político e a renovação do modelo de organização do partido, além da aprovação de um plano de ação partidária para os próximos quatro anos.

Manifestação - Policiais militares da 12ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), do Batalhão de Choque, Batalhão de Eventos e do Esquadrão de Motociclistas Águia fizeram uma barreira para dividir manifestantes a favor e contra o PT (Partido dos Trabalhadores), na praça Brigadeiro Faria Rocha, no bairro do Rio Vermelho, próximo ao hotel onde acontece o encontro. O protesto começou por volta das 16h desta quinta-feira (11) e conta com mini-trio elétrico, faixas e banners. (R7)

Comente agora
11
Jun
Doação tucana é tratada como se fosse para quermesse da Irmã Dulce, diz Falcão
Postado por: Rodrigo Almeida / 16:30h

O presidente do PT, Rui Falcão, classificou as denúncias de corrupção contra o partido como uma “tentativa de criminalização do PT”. Segundo ele, não há o mesmo tratamento para investigações que atingem outros partidos e citou o “quase prescrito mensalão tucano”, a Operação Zelotes, que investiga um esquema de sonegação fiscal e o chamado “trensalão” que investiga contratos das administrações tucanas em São Paulo. “É um processo de tentativa de criminalização do nosso partido. Não é a primeira e não será a nem será a única. Não vejo uma cobertura da quase prescrição mensalão tucano”, diz Falcão, ao ser perguntado sobre a dificuldade do partido em discutir internamente os escândalos de corrupção que atingem a imagem do PT. Falcão compara o tratamento dado às doações que são feitas por empresários para o PT. Segundo ele, as doações legais para o PT são tratadas como criminosas. Já para os tucanos, diz o presidente, as doações são tratadas como “doações da Irmã Dulce para a quermesse”. Na Bahia, para o 5º Congresso do partido, Falcão comandou durante a tarde uma plenária com 520 delegados que aprovou o documento 'Carta de Salvador', apresentado pela ala majoritária, como ponto de partida para as discussões que ocorrem a partir desta sexta-feira (12). O documento agora será alvo de discussão e poderá sofrer emendas. Embora o texto, por influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não expresse críticas à condução da política econômica, durante a discussão, não faltaram manifestações de repúdio ao ajuste fiscal proposto pelo governo da presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Fazenda Joaquim Levy. A presença de Dilma, confirmada para esta noite na abertura do evento, diz Falcão, era o que os petistas queriam ver para facilitar o diálogo dela com o partido. 

Comente agora
11
Jun
Dilma Rousseff volta atrás e desembarca hoje em Salvador
Postado por: Rodrigo Almeida / 15:30h

Que pegaria mal para o PT em seu 5º Congresso Nacional não contar com a principal estrela do partido, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, isso até o mais avesso à política teria noção. Entretanto, após fortes pressões, a líder nacional resolveu mudar sua agenda e estará em Salvador hoje para participar da abertura do encontro nacional do seu partido. Dilma viajou anteontem para Bruxelas, na Bélgica, onde participa da 2º Cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e a União Europeia. Na agenda presidencial, a previsão de chegada ao Brasil seria na madrugada de amanhã e o roteiro que o avião presidencial faria seria Bruxelas – Brasília. O anúncio da participação no Congresso Nacional do PT foi feito à comitiva que acompanha Dilma na Europa. Foi informado que o avião presidencial seguirá de lá direto para a Base Aérea de Salvador. O embarque para o Brasil está previsto para as 8h (horário de Brasília) de hoje, com uma breve escala em Las Palmas, na Espanha, para abastecimento. A estimativa da aeronave chegar à capital baiana é por volta das 20h. Por conta disso, os organizadores do evento decidiram atrasar em uma hora a abertura do evento, que estava previsto anteriormente para as 19 horas, ficando marcado para as 20 horas, mas só deverá começar após a chegada de Dilma ao Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho. Apesar de os dirigentes petistas afirmarem que o curso que estava traçado foi mantido, mas, até ontem, os organizadores não contavam com a presença da presidente na abertura, que contará com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de governadores petistas, entre eles o governador Rui Costa (PT), ministros, como o da Defesa e ex-governador da Bahia Jaques Wagner, além de senadores e deputados petistas de todo o país. 

Comente agora
11
Jun
Militantes do PT aplaudem Vaccari durante encontro da legenda
Postado por: Rodrigo Almeida / 14:21h

Militantes do PT presentes no 5º Congresso Nacional da legenda em Salvador (BA) aplaudiram de pé nesta quinta-feira (11) o ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, preso pela Polícia Federal sob suspeita de envolvimento com o esquema de corrupção que atuou na Petrobras, descoberto na Operação Lava Jato. Vaccari está preso desde abril deste ano. Ele é investigado por suspeita de receber propina em esquema de corrupção na Petrobras, o que sua defesa nega.

Os aplausos a Vaccari ocorreram durante a Defesa de Teses – um dos atos do congresso –, enquanto o diretor do PT Markus Sokol discursava. Ao iniciar sua fala, Sokol disse que saudava João Vaccari, preso "injustamente". "Na pessoa de um companheiro ausente e injustamente preso, o companheiro Vaccari, eu gostaria de saudar este congresso", disse Sokol. Em seguida, a plateia, formada por cerca de 800 delegados do congresso (militantes com direito a voto em resoluções do partido), aplaudiu de pé o ex-tesoureiro e entoou o grito da legenda: "partido, partido, é dos trabalhadores!". 

Comente agora
11
Jun
Cunha ameaça ‘dar o troco’ no STF caso ministra anule votação sobre financiamento
Postado por: Samile Macedo / 10:33h

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, teria mandado um “recado” para a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, relatora da liminar que pede a anulação da votação do Congresso Nacional que aprovou o financiamento privado de campanha. Segundo a coluna Radar Online, da Veja, Cunha disse a outro ministro do Supremo que, caso ela acate o mandado de segurança impetrado por 63 deputados, “vai ter troco”. A ameaça seria travar ou engavetar propostas de interesse do Judiciário. De acordo com o colunista, Cunha gesticulou bastante ao tentar convencer o colega de Weber de que uma decisão do tipo seria um “interferência indevida” no Legislativo. A postura “malcriada”, contudo, teria indignado o colega da ministra, principalmente por causa do tom que teria sido utilizado. O presidente da Câmara deve participar de uma conversa com Rosa Weber nesta quinta-feira (11). (BN)

Comente agora
11
Jun
Deputado lamenta rejeição do projeto que proporcionaria o voto facultativo aos brasileiros
Postado por: Samile Macedo / 10:24h

v  A Câmara dos Deputados rejeitou ontem (10), artigo da proposta de reforma política que pretendia acabar com o voto obrigatório, instituindo no Brasil o voto facultativo. Foram 311 votos pela manutenção do voto obrigatório contra 134 que defendiam a instituição do voto facultativo. Nesta quinta-feira (11), o Deputado Federal do PSDB e vice-presidente da CPI da Petrobras, Antônio Imbassahy revelou que votou a favor do voto facultativo, mas a reforma política não está transcorrendo da maneira que gostaria, portanto considera a decisão tomada como uma perda de oportunidades para o Brasil avançar. “Se tivéssemos a escolha voluntária, os políticos teriam uma noção melhor de sua representatividade e aceitação. As pessoas hoje votam por ser obrigatório, estando aborrecidas ou não, somente em busca de alguma alternativa e não no sentido de escolher o candidato por sua essência. Se os eleitores tivessem a liberdade de escolher, elas iriam as urnas com a devida consciência em selecionar alguém em quem confiassem para ajudar no crescimento de sua cidade. Lamento, mas hoje perdemos uma grande chance de votar o fim da escolha obrigatória”, declarou. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
11
Jun
Isidório consegue 24 assinaturas para repúdio aos ‘endemoniados’ de Parada Gay de SP
Postado por: Samile Macedo / 08:04h

Ex-homossexual assumido, o deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSC) liderou um movimento para emitir uma moção de repúdio da Assembleia Legislativa da Bahia à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, realizada no último domingo (7). Segundo o documento, prestes a ser protocolado com 24 assinaturas nesta quinta-feira (11), “a Parada Gay em SP, evento patrocinado também com dinheiro público, ultrapassou todo e qualquer limite, quando na Avenida Paulista, produziram cenas asquerosas e repugnantes, dignas de um circo de horror: corpos nus em vias públicas, com manifestações especiais diante de templos e igrejas de diversas religiões”. Para o parlamentar evangélico, “as aberrações produzidas por aqueles ‘endemoniados’ não representam sequer a maioria dos homossexuais”. Para o parlamentar e outros 23 companheiros de legislativo, o episódio da manifestação paulista, em que uma transexual esteve travestida como Jesus Cristo crucificada, merece repúdio “à intolerância religiosa”. Clique aqui e veja o conteúdo do documento assinado pelos deputados Aderbal Caldas (PP), Adolfo Meneses (PSD), Alan Castro (PTN), Alex Lima (PTN), Ângela Sousa (PSD), Bobô (PCdoB), Carlos Geilson (PTN), Carlos Ubaldino (PSD), David Rios (Pros), Herzen Gusmão (PMDB), Hildécio Meirelles (PMDB), Ivana Bastos (PSD), José de Arimatéia (PRB), Manassés (PSB), Nelson Leal (PSL), Pablo Barrozo (DEM), Pedro Tavares (PMDB), Reinaldo Braga (PR), Roberto Carlos (PDT), Robinho (PP), Sandro Régis (DEM), Soldado Prisco (PSDB) e Tom Araújo (DEM). (Bahia Notícias)

Comente agora
11
Jun
Inflação preocupa e deve ser derrubada logo, diz Dilma
Postado por: Samile Macedo / 07:56h

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (11), em Bruxelas, que a inflação "preocupa bastante" e tem de ser derrubada "logo". Segundo a petista, o Brasil "não pode e não vai" conviver com uma alta taxa de inflação. A inflação oficial do país, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,74% em maio, informou nesta quarta (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa para o mês desde 2008, quando ficou em 0,79%. O índice foi puxado principalmente pela conta de luz e pelos alimentos. Nos últimos 12 meses, o índice atingiu 8,47% – maior taxa para 12 meses desde dezembro de 2003, quando foi de 9,3%, e mais do que nos 12 meses imediatamente anteriores, quando foi de 8,17%. Em abril, a variação foi de 0,71% – a menor taxa entre os meses de 2015. Em maio de 2014, o IPCA havia registrado taxa de 0,46%. "[A inflação] preocupa bastante, porque inflação é um objetivo que temos de derrubar, e derrubar logo. O Brasil não pode conviver com taxa alta de inflação. Não pode e não vai", ressaltou a chefe do Executivo em uma entrevista coletiva concedida durante durante a II Cúpula União Europeia – Celac, na capital da Bélgica. Nesta quarta (10), em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, declarou que o comportamento dos preços tem de ser acompanhado o “tempo inteiro”. Segundo ele, ter uma inflação baixa protege as pessoas de menor renda. 

Comente agora
11
Jun
Deputados baianos estão entre os mais caros aos cofres públicos; veja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:04h

Os deputados estaduais na Bahia custam aos cofres públicos R$ 160.391, de acordo com um levantamento da ONG Transparência Brasil. Em cinco estados brasileiros - a Bahia aparece em 4º lugar no ranking - os parlamentares ganham mais do que o teto permitido, que é de R$ 25.322. Para burlar esse limite, eles recebem gratificações quando presidem comissões na Casa ou quando fazem parte da mesa diretora. Ainda segundo o relatório divulgado pela ONG, muitos deputados estaduais têm direito a verbas indenizatórias “astronômicas”. Esse dinheiro é usado para gastos como escritório, passagens aéreas e aluguel de veículos. Na Câmara dos Deputados em Brasília, por exemplo, o teto da verba indenizatória varia entre R$ 30 mil e R$ 45 mil, dependendo do estado de origem do parlamentar. Nas Assembleias estaduais, porém, há limites de até R$ 65 mil, como é o caso do Mato Grosso. Ao contrário dos deputados federais, os deputados estaduais trabalham em seu próprio estado de origem e não têm a necessidade de viajar longas distâncias toda semana. Três estados não entraram no estudo, pois não disponibilizaram os dados necessários: Acre, Maranhão e Sergipe. Outros aparecem apenas com parte das informações, como o Amapá (que não mostra a verba de gabinete de seus deputados). As informações são do site Exame.com.

Veja a seguir, detalhado, os custos dos deputados no estado:

Comente agora
11
Jun
Após acusações de Sandoval, Vereador de S. A. de Jesus rebate: "Não aceito ilegalidade, nem sou envolvido em falcatruas como ele"
Postado por: Letícia Oliveira / 03:57h

O vereador Uberdan Cardoso (PT) foi acusado de “povofobia” pelo Presidente da Associação de Catadores de Lixo de Santo Antônio de Jesus, Sandoval Santos, após votar contra um projeto para a categoria, segundo o reclamante. Sandoval chegou a alegar que o petista não gosta de pobre e fez isso porque ensina estudantes de famílias ricas e está acostumado a conviver com pessoas de classe social alta. Defendendo sua imagem e explicando o motivo de sua posição diante do projeto, Uberdan salientou que o denunciante não merece ter ibope, respondendo que não é lúcido de nenhum político que se respeite dar ouvido a uma pessoa desse tipo. “Quem é esse rapaz mesmo? Ele já lesou tanta gente intencionalmente nessa cidade que não é correto dar ibope e voz a ele”, complementou.

‘Professor de rico’: Sobre o fato de Sandoval ter dito que Uberdan é professor de rico, o Vereador ressaltou que é educador de escolas particulares da cidade, inclusive cursinhos pré-vestibulares, que possuem pessoas de famílias pobres, sendo que deu 10 bolsas nessa instituição de ensino. “As pessoas estão pensando que ser a favor do pobre é usar ele como ferramenta eleitoral, então é muito comum se dizer que eu gosto do pobre por dar peixe na Semana Santa ou ir na cozinha e meter a mão na panela, mas na verdade é preciso ter respeito pelas pessoas e não usá-las. Até esse próprio rapaz veio me procurar quando queria abrir a associação, pergunte se eu não fiz doação. Tirei dinheiro do meu bolso e dei a ele, porém seu problema é que sempre gostou de dinheiro público e foi notícia nas rádios da cidade muitas vezes por não ter pagado aos garis e ter desaparecido com a verba”, explicou o edil. Cardoso relatou que para qualquer instituição se tornar utilidade pública precisa ter dois anos de funcionamento e a ata apresentada constava a abertura da Associação em 02 de fevereiro de 2014, complementando que Sandoval queria que ele votasse em algo que não tem o tempo correto, perante a Lei. “Não aceito ilegalidade, nem sou envolvido em falcatruas como ele, que tentou me difamar sem argumentos, então ele tem que se respeitar e se colocar no lugar dele. Não me sinto ofendido por ele, pois eu me respeito, o que me constrange é o fato dessas acusações terem vindo de um nada, uma pessoa que se envolveu em tanta vagabundagem na cidade e não tem moral nem para comprar R$ 1,00 fiado no comércio”, finalizou.

Comente agora
11
Jun
S. A. de Jesus: Vereador afirma que, em alguns momentos, se sente esquecido no seu partido
Postado por: Letícia Oliveira / 02:36h

Há informações de que o Vereador SG Vinícius de Santo Antônio de Jesus não está sendo prestigiado no PSD (Partido Social Democrático), mesmo partido do Deputado Estadual Rogério Andrade. De acordo com o edil, o partido precisa ter uma atuação mais efetiva no município, pois não vê representatividade suficiente, “estamos conversando e sairemos com uma boa negociação”, completou. Vinícius alegou que em determinados momentos está se sentindo esquecido, já que não há discussão dos projetos do partido para o município. “Estamos conversando para que de agora em diante possamos apresentar nossos projetos, como o trabalho voltado ao esporte e o fortalecimento de políticas públicas, que está decadente, dentre outros”, explanou. O SG alegou que não está se sentindo prejudicado, mas esse é o momento essencial para se movimentar, pois no próximo ano já vem a política. “Não acredito que irão me prejudicar, pois tenho apoio e confio no deputado Rogério Andrade e em nosso presidente municipal, Faustino Cunha", salientou.

Comente agora
10
Jun
Tumulto adia votação da maioridade; veja vídeo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:03h

Após uma reunião que teve tumulto em plenário e uso de spray de pimenta, a comissão especial da maioridade penal adiou a votação, prevista para esta quarta-feira (10), do relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF), que reduz de 18 para 16 anos a idade mínima para que uma pessoa seja punida criminalmente por cometer delitos. O adiamento se deu por um pedido de vista coletivo de deputados petistas que integram o colegiado. Com isso, a proposta de emenda à Constituição voltará a ser analisada na próxima quarta (17). O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já informou que colocará o texto em votação no plenário no próximo dia 30 de junho. A reunião desta quarta foi acompanhada por integrantes da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), que no início gritaram palavras de ordem como “Não, Não, Não à redução!”. Diante das manifestações em plenário, deputados favoráveis ao texto pediram que os jovens fossem retirados, porque estariam "pressionando" os parlamentares.

Comente agora
10
Jun
Nova Viçosa: Ex-prefeito é multado por irregularidades na contratação de empresa
Postado por: Rodrigo Almeida / 16:21h

O ex-prefeito de Nova Viçosa, Carlos Robson da Silva, foi multado em R$ 10 mil por irregularidades contidas no termo de ocorrência lavrado pela 15ª Inspetoria Regional do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na tarde desta quarta-feira (10). O relator, conselheiro Paolo Marconi, também determinou o ressarcimento de R$ 21.300,00 aos cofres municipais, com recursos pessoais do gestor, pelo pagamento efetuado à empresa Artsul. As empresas Rede Flecha e Artsul Comunicação foram contratadas por meio de Convite e Tomadas de Preços para a prestação de serviços de publicidade, a um custo total de R$ 302.877,00. A relatoria considerou ilegal a prorrogação contratual com a Rede Flecha, já que a renovação depende de autorização no ato convocatório, o que não ficou comprovado. Em relação às Tomadas de Preços, a justificativa do preço não veio acompanhada da devida pesquisa de mercado, o que contesta a economicidade dos valores pagos, ainda mais se considerado que o orçamento providenciado pela prefeitura repete, na íntegra, a proposta financeira da única empresa licitante, a Artsul Comunicação. Foi verificado, ainda, que a empresa venceu as duas licitações sem ter comprovado a qualificação econômico-financeira. Ainda cabe recurso da decisão.(Bahia Notícias)

Comente agora
10
Jun
Vereador afirma que tem partido para enfrentar a gestão de S. A. de Jesus: “se engana quem pensa que por estar no poder tem unanimidade”
Postado por: Samile Macedo / 13:32h

Após negar por diversas vezes que o partido ou seus militantes estaria acordando com a administração municipal e seus aliados, o dirigente do PT confirmou a reaproximação com a gestão municipal, porém o acontecimento não agradou a todos, principalmente o vereador Uberdan Cardoso que inicialmente ficou angustiado de tal maneira que chegou a pensar em deixar o partido. Porém nesta quarta-feira (10), o edil fez interessantes colocações. Primeiramente salientou que está tudo tranquilo entre ele e o presidente da bancada petista em Santo Antônio de Jesus, reconhecendo que Zenilton agiu como um presidente mesmo sabendo de seu posicionamento acerca do assunto. “Ele me blindou, mas temos tido uma conversa madura a nível de governo e futuro. Sou petista, tenho lado de criticar e propor novas ideias, minha queixa com o PT é local, sobre uma mudança de postura do partido sendo que o prefeito nada fez de melhor para que nós nos reaproximássemos dele. Não vou ficar para lá e para cá como um ioiô, pois esse não é meu perfil, a minha opinião é dura, fixa, incisiva, mas coerente”, salientou. Depois o vereador falou sobre apresentar seu nome dentro de um projeto alternativo em Santo Antônio de Jesus e alegou estar no campo dos diálogos quanto a ser candidato a prefeito da cidade de Aratuípe, uma vez que sua postura política está definida no município santoantoniense e afirmou também que ninguém é candidato de si mesmo, portanto não tem não há como ficar sozinho como se fosse uma ilha, daí Cardoso colocou que Zenilton Conceição não aderiu ao prefeito Humberto Leite (PDT), mas agiu como porta-voz do partido. “Ele foi porta-voz de uma decisão tomada pelo grupo e ninguém melhor do que o presidente para anunciar tal decisão, mesmo a contragosto. Não me considero isolado, pois muitas são as vozes que me acompanham entendendo que temos um partido para fazer um enfrentamento à administração. Se engana quem pensa que por estar no poder tem unanimidade, isso é ruim para a pessoa, pois por mais que estejam trazendo aliados, estão perdendo aliados também, pois as pessoas se sentem órfãs. Na política, assim como na vida não se pode deixar faltar o pão em casa para colocar o pão em outra casa”, declarou.

Redação Voz da Bahia - Samile  Macedo

Comente agora
10
Jun
Controle da administração pública do Brasil está ultrapassado, diz Wagner
Postado por: Samile Macedo / 13:05h

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, afirmou nesta quarta-feira, 10, durante evento em Brasília que o sistema de controle da administração pública do Brasil está ultrapassado. “O método não está sendo eficiente. O sistema não é bom.” O ministro afirmou que a fiscalização de possíveis incoerências deve ser feita de forma mais severa. “A punição também deve ser mais severa”, ressaltou Wagner. Wagner afirmou que a resolução desse problema da administração pública é um desafio. “Isso é um desafio para a Ordem dos Advogados do Brasil, do Tribunal de Contas da União, por exemplo”. O ministro afirmou que o desafio cabe a todos que querem uma administração federal mais eficiente. “Eu sou contra o processo do liberou geral”, se referindo à corrupção pública. Sobre a reforma política, Wagner falou que os partidos têm que tomar posição sobre a questão. O ministro citou o tempo de televisão, que funciona como moeda de troca durante as campanhas eleitorais.

Comente agora
10
Jun
Otto defende permanência de Sanches no PSD: “Quero que ele fique"
Postado por: Samile Macedo / 11:55h

O senador Otto Alencar (PSD) comentou a insatisfação do deputado estadual Alan Sanches (PSD), seu correligionário e provável pré-candidato da legenda a prefeito de Salvador, com o governo Rui Costa. Segundo Otto, Sanches fez questionamentos sobre posições políticas no governo. “Eu não quero que ele saia do partido, mas se houver inviabilidade, eu não tenho questionamentos a fazer. Fizemos um acordo no partido que quem se sentir insatisfeito, pode sair. Conversei com ele, com muita tranquilidade, e deixei ele à vontade. Ele e Duda Sanches ajudaram muito a formação do partido na Bahia, gostaria muito que ele ficasse”, afirmou em entrevista ao Metro1. Otto disse ainda que se Alan Sanches quiser ser candidato a prefeito de Salvador, terá todo apoio do partido “Ele é um grande nome, tem grande capacidade de militância política, precisa pensar grande. Se ele desejar ser candidato a prefeito, o partido vai se engajar na candidatura dele. Mas, isso depende muito mais dele do que da minha vontade”, afirmou.

Comente agora
10
Jun
Inspirado em países vizinhos, PT retoma crítica à mídia e quer criar jornais e TV online
Postado por: Samile Macedo / 10:56h

A cúpula do PT vai enumerar críticas à grande mídia e propor a criação de um sistema próprio de meios de comunicação que inclui jornais impressos regionais e uma TV online durante o 5.º Congresso da legenda, que começa nesta quinta-feira (11), em Salvador. Mas a "Carta de Salvador", elaborada pela ala majoritária do partido, não faz referência à criação de mecanismos de controle da mídia, uma das bandeiras históricas petistas. Enquanto o PT vive uma crise de imagem sem precedentes por conta de escândalos de corrupção, o documento avalia que o principal erro do partido nestes mais de 12 anos no governo federal foi não ter priorizado a reforma política e a democratização da mídia desde o início. "Em contraposição a outras nações latino-americanas sob governos progressistas, o PT e suas administrações deixaram de alterar instituições e instrumentos de poder da velha oligarquia", diz o texto. Nos últimos anos, o governo da Venezuela, sob o comando de Hugo Chávez (morto em 2013), não renovou a concessão da RCTV, principal emissora do país, e a Argentina da presidente Cristina Kirchner adotou a polêmica Ley de Medios, que limitou licenças para exploração de canais de TV e rádio do Grupo Clarín. O texto não faz menção aos escândalos protagonizados por petistas, mas propõe realizar uma grande campanha de comunicação para mostrar as iniciativas do governo no "amplo combate à corrupção".

Comente agora
10
Jun
Mandato de vereador de Mutuípe será cassado caso tenha oito votos na Câmara, garante presidente
Postado por: Letícia Oliveira / 06:15h

Mutuípe vive com a polêmica do Vereador que engravidou uma garota menor de idade. Diante de toda a celeuma, a Coordenadoria da Polícia Civil de Valença informou que o inquérito policial que investiga o suposto estupro do vereador Valdomiro Galdino (PT) contra uma adolescente de 14 anos, em Mutuípe, deve ser concluído em breve. O Presidente da Câmara de Vereadores de Mutuípe, Júnior Cardoso, informou que se encontra envergonhado com relação à infração da lei por parte deste seu colega. “Ele sabe que não pode acusar a oposição de atribuir esse crime á perseguição política, pois quem entende de lei e família sabe que não tem nada a ver”, salientou, acrescentando que a Câmara recebeu a denúncia e apurou os fatos por unanimidade dos vereadores. Segundo o presidente, a Comissão ouvirá partes integradas do caso como os pais da menor, a própria garota e as autoridades policiais e a partir daí se aprovado e recomendado será aberto um processo de cassação que vai ser levado ao plenário da Câmara, sendo que precisará de oito votos par afastar o vereador do cargo. "Ele mesmo votou para que se iniciasse o processo de investigação dele mesmo. Vamos acreditar que depois de confessar seu crime ele seja punido", finalizou. O vereador acusado Valdomiro, nega ter estuprado a menor e garante conviver com a mesma há muito tempo.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
10
Jun
PT retoma crítica à mídia e quer criar jornais e TV online
Postado por: Letícia Oliveira / 03:44h

A cúpula do PT vai enumerar críticas à grande mídia e propor a criação de um sistema próprio de meios de comunicação que inclui jornais impressos regionais e uma TV online durante o 5.º Congresso da legenda, que começa nesta quinta-feira, 11, em Salvador.Mas a “Carta de Salvador”, elaborada pela ala majoritária do partido, não faz referência à criação de mecanismos de controle da mídia, uma das bandeiras históricas petistas.Enquanto o PT vive uma crise de imagem sem precedentes por conta de escândalos de corrupção, o documento avalia que o principal erro do partido nestes mais de 12 anos no governo federal foi não ter priorizado a reforma política e a democratização da mídia desde o início. “Em contraposição a outras nações latino-americanas sob governos progressistas, o PT e suas administrações deixaram de alterar instituições e instrumentos de poder da velha oligarquia”, diz o texto. (Agência Estado)

Comente agora
09
Jun
Câmara de Cruz das Almas abre CPI para apurar irregularidades financeiras na Santa Casa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:24h

“Ficar sem a Santa Casa de Misericórdia é um câncer para o município”, afirmou o vereador da Câmara de Cruz das Almas, Renan Gonçalves (PP), que pediu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na gestão financeira da unidade entre os anos 2000 e 2015 - estimado, conforme informações preliminares, em cifras próximas a R$ 2 milhões. A Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, instituição filantrópica mantida por recursos próprios, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela prefeitura municipal, foi fechada em 2013 e, segundo o parlamentar, por disputas políticas. “Membros de grupos políticos de oposição e situação brigavam para eleger o provedor da Santa Casa e eu acredito que isso gerou um desgaste na administração, e não temos acesso às contas da instituição”, avaliou Gonçalves. A comissão da CPI foi anunciada na última segunda-feira (8) e tem o prazo de 90 dias para apresentar o relatório. O colegiado é formada por dois vereadores de oposição e três de situação: Max Passos (PP), Manuel de Paula (PP), Valpete Filho (PNN), Valdo Caldas (PSB) e Joseni Rodrigues (DEM). Ainda de acordo com Gonçalves, a Santa Casa tem atualmente, além de problemas estruturais, dívidas trabalhistas, o que fez com que a prefeitura diminuísse os repasses destinados à Santa Casa. “A prefeitura deixou de fazer os repasses devido às certidões, a instituição está inadimplente”, disse. Ainda segundo o parlamentar, o atual provedor da Santa Casa, Natanael Evódio, enfermeiro, tem realizado melhorias na estrutura física do local. “Ele conseguiu dar uma recuperada no prédio, deu os primeiros passos para a recuperação” contou. Sem a Santa Casa de Misericórdia, a população de mais de 60 mil pessoas recorre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município em momentos de necessidade. (Bahia Notícias)

Comente agora
09
Jun
Vice-governador da Bahia nega acusações da operação Lava Jato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:16h

O vice-governador da Bahia e secretário do Planejamento, João Leão, prestou depoimento à Polícia Federal (PF), em Brasília, nesta terça-feira (9). O político foi um dos citados em delações da Operação Lava Jato. Através de nota, o advogado de Leão informou que o vice-governador negou as acusações feitas pelos réus delatores e destacou que nenhuma prova foi apresentada contra o cliente. Ainda segundo o advogado do político, por causa da ausência de provas, a defesa de João Leão pediu o arquivamento da investigação. O pedido será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Investigações
Em 6 de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, autorizou a abertura de inquérito para investigar 47 políticos em todo país. Em nota divulgada pela assessoria de comunicação de João Leão na época, o político disse que "é um dos momentos mais espinhosos" da sua vida política. "Ao longo de 28 anos de vida pública, posso afirmar que este é um dos momentos mais espinhosos. Estou triste, estou surpreso e ao mesmo tempo forte para iniciar esta luta: sou inocente e vou provar. Eu acredito em Deus e na Justiça. Tenho a mais absoluta certeza de que a verdade vai aparecer e todos os fatos serão esclarecidos de forma transparente. De que cabeça erguida, com o apoio dos amigos, da família e do povo, continuarei trabalhando em defesa da Bahia e do Brasil", diz o comunicado.  

Comente agora
09
Jun
Alckmin testa força no PSDB com temas de repercussão nacional
Postado por: Rodrigo Almeida / 17:21h

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), aproveitou hoje sua passagem por Brasília para se aproximar de correligionários e testar sua força dentro do PSDB. Usando temas de forte repercussão nacional, como a redução da maioridade penal, e de grande impacto político entre prefeitos e governadores, caso da revisão do pacto federativo, o tucano participou de debates na Câmara e de uma reunião com a bancada tucana na Casa. Com os deputados do partido, foram discutidas as propostas dos tucanos para a redução da maioridade. O partido atualmente tem quatro propostas distintas, mas que "podem ser convergentes" na leitura das principais lideranças. Para Alckmin, mais do que o interesse no tema, a discussão visa colocá-lo num embate nacional num momento chave em que o partido tem demonstrado "patinar" em alguns temas polêmicos pautados no Congresso Nacional. "Claro que há um gesto político nesta vinda dele neste momento. Desperta alguns interesses. Mas o clima é amistoso, não tem disputas", ressaltou um tucano, que participou do encontro entre o governador e as bancadas. Entre os interesses de parte dos deputados e senadores do PSDB está o de um possível posicionamento mais incisivo na direção da disputa presidencial em 2018. Inicialmente, o nome do atual presidente do partido, senador Aécio Neves (MG), é considerado natural uma vez que, apesar de ter perdido a última disputa para a presidente Dilma, foi o tucano mais bem votado num 2º turno nas últimas quatro eleições contra o PT. A possibilidade de Alckmin disputar a presidência da República em 2018, no entanto, "nunca foi descartada", segundo pessoas próximas ao governador ouvidas pela reportagem.

Comente agora
09
Jun
TCE desaprova contas da Direc de Itabuna e aplica multa de R$ 3 mil
Postado por: Rodrigo Almeida / 16:06h

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) desaprovou, em sessão plenária desta terça-feira (9), as contas da Diretoria Regional de Educação de Itabuna (Direc 7), de responsabilidade da gestora Rita de Cássia Dantas Guimarães. Com a desaprovação, o TCE imputou ainda multa no valor de R$ 3 mil. A desaprovação foi resultado da constatação, pelos auditores do Tribunal, da ocorrência de diversas e graves irregularidades no período de 30 de janeiro a 31 de dezembro de 2012. Já as contas da Direc 7, referentes ao período de 1º a 29 de janeiro do mesmo ano, tendo como gestora Miralva Moitinho Sousa, foram aprovadas, seguindo-se as recomendações dos órgãos técnicos. O plenário do TCE decidiu, também, encaminhar recomendações à atual gestão da Direc e à Secretaria Estadual de Educação para a adoção de providências que evitem repetir as irregularidades encontradas. Na mesma sessão, os conselheiros aprovaram com ressalvas as contas de administrador da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), referentes ao ano de 2013, tendo como responsável o então reitor José Carlos Barreto de Santana, que foi multado em R$ 1 mil.(Bahia Notícia)

Comente agora
09
Jun
Bancada do PSDB quer reduzir maioridade só para crime grave
Postado por: Rodrigo Almeida / 13:49h

A bancada do PSDB na Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (9) fechar questão em apoio a uma proposta que flexibiliza para 16 anos a maioridade penal apenas em casos de crimes hediondos. A maioria dos deputados da legenda se manifestou contrária à mudança na legislação para todos os crimes. Em uma reunião com o presidente da legenda, Aécio Neves, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os tucanos decidiram apoiar a proposta apresentada pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que será apresentada em forma de emenda na Câmara dos Deputados. Eles também vão trabalhar pela tramitação de uma proposta de Alckmin, que aumenta o tempo de internação de jovens infratores para até oito anos, e de um projeto de Aécio, que triplica a pena de adultos que usam menores para a prática de crimes. O texto de Aloysio Nunes propõe que jovens acima de 16 anos possam ser julgados com base no Código Penal caso o Ministério Público e um juiz da Vara de Infância e Juventude entenda que ele tinha discernimento do crime. O texto chegou a ir à votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no ano passado, mas foi rejeitada sob forte oposição do governo. A PEC que reduz a maioridade penal para 16 anos tramita em comissão especial na Câmara. O deputado Larte Bessa (PR-DF), relator da proposta, deve apresentar seu parecer amanhã pela redução da idade para todos os crimes, com a previsão de um referendo para a população confirmar a proposta. "A bancada é contrária a redução linear em sua grande maioria e tem clareza que as melhores propostas são essas", disse o líder do partido, Carlos Sampaio (PSDB-SP). A Executiva Nacional do PSDB deve propor o fechamento de questão em torno da ideia de Aloysio Nunes e do outros dois projetos na próxima semana. A proposta de Alckmin foi vista como uma alternativa à redução da maioridade penal pelo governo da presidente Dilma Rousseff. Nesta tarde, o governador será recebido pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para conversar sobre o tema. Com a procura do Palácio do Planalto, os tucanos correram para marcar posição. “São propostas ousadas e responsáveis. E é importante que lembremos que todas tiveram a oposição do PT até aqui”, disse Aécio Neves, após se reunir com a bancada na Câmara. (Terra)

Um comentário
09
Jun
Vereador critica possível ida de Neto ao PSB: "Não temos identidade com ele"
Postado por: Samile Macedo / 12:22h

O vereador Silvio Humberto (PSB) rechaçou a possibilidade de uma possível ida do prefeito ACM Neto (DEM) ao seu atual partido. De acordo com o socialista, uma possível adesão de Neto ao novo partido esbarraria nos princípios ideológicos da agremiação. Ele também comentou em entrevista ao Metro1, sobre uma possível fusão entre o PSB e o PPS. "O que tem que estar envolvida é a história do partido e os princípios. A sinalização é de que, certamente, num primeiro momento, não vejo que vá ocorrer uma fusão. Tenho certeza de que, se ela vier a ferir os princípios e o conteúdo programático, certamente não passará pelas bases do partido. Nesse sentido, a gente não tem identidade com o prefeito ACM Neto", declarou o vereador. "Não trato aqui sobre inimigos políticos, não trabalho isso. Mas do ponto de vista de adversários e de visões antagônicas do mundo, nós não comungamos em relação a isso", completou.

Comente agora
09
Jun
Lava Jato: Vice-governador João Leão presta depoimento na PF em Brasília
Postado por: Samile Macedo / 11:48h

O vice-governador da Bahia João Leão presta depoimento na tarde desta terça-feira (9), em Brasília. Ele é um dos políticos citados na lista do Supremo Tribunal Federal (STF), em inquérito relativo à Operação Lava Jato. A informação foi divulgada pelo repórter Wladimir Neto, da GloboNews.Na época da divulgação da lista dos investigados, Leão se disse "triste" e "surpreso" ao ver seu nome citado. "Tenho a mais absoluta certeza de que a verdade vai aparecer e todos os fatos serão esclarecidos de forma transparente. De que cabeça erguida, com o apoio dos amigos, da família e do povo, continuarei trabalhando em defesa da Bahia e do Brasil", disse. Ele chegou a dizer também, em nota enviada à Folha de S. Paulo, que estava "cagando e andando na cabeça desses cornos todos". O político do PP se referia às pessoas que o citaram durante as investigações. João Leão é um dos quatro baianos na lista de investigados na Lava Jato, divulgada na sexta-feira (6). Além dele também foram citados o ex-ministro e conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM) Mário Negromonte, o ex-deputado Luiz Argôlo e o deputado do PP Roberto Britto. O vice-governador foi citado em delações premiadas durante a investigação da Polícia Federal, que apura esquema de corrupção na Petrobras. Na época, Leão era deputado federal. Na mesma petição, estão os nomes de Argôlo, hoje no Solidariedade, e de Negromonte, que também era deputado federal pelo PP. Veja abaixo nomes que estão na lista:

Comente agora
09
Jun
PT vai propor nova política de alianças na disputa à sucessão de Dilma
Postado por: Samile Macedo / 11:18h

O PT vai propor "uma nova política de alianças", ancorada por uma frente de partidos e movimentos sociais, para disputar a sucessão da presidente Dilma Rousseff, em 2018. A proposta consta do documento intitulado "Declaração de Salvador", que será apresentado no 5º Congresso do PT, de quinta-feira (11), a sábado (13) na capital baiana. "O programa de reformas estruturais pressupõe o estabelecimento de uma política de alianças voltada para a construção de uma frente democrática e popular, de partidos e movimentos sociais, do mundo da cultura e do trabalho, baseada na identidade com as mudanças propostas para o período histórico em curso", diz o texto, obtido pela reportagem. De autoria da chapa que abriga a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), grupo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, majoritário no PT, o documento ainda poderá receber emendas, mas o seu teor já foi negociado pelo presidente do partido, Rui Falcão, com várias tendências internas. A ideia do PT é criar um fato político de impacto com a proposta, para desviar o foco do ajuste fiscal, da crise e dos escândalos de corrupção que abalam a imagem do partido. Provável candidato à sucessão de Dilma, Lula tem simpatia pela Frente Ampla do Uruguai. Mas, para adotar o modelo no Brasil, é necessário mudar o sistema político-eleitoral. Dirigentes petistas negam que o objetivo da proposta seja encobrir a sigla PT, diante das dificuldades enfrentadas pelo partido. "(...)

Comente agora
09
Jun
‘Só tem Lula em 2018 se governo der certo’, diz líder
Postado por: Samile Macedo / 07:55h

Às vésperas do 5º congresso do PT, caciques do partido passaram a fazer coro com a presidente Dilma Rousseff e saíram em defesa do ajuste fiscal promovido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, amplamente criticado por grupos petistas. Em entrevista ao Estado, o vice-presidente nacional do PT e líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE), também defendeu o ministro e disse ser impossível dissociá-lo da presidente. "É uma imbecilidade separar o Levy do governo e o governo do Levy ou da Dilma. Não tem Dilma sem Levy", afirmou o petista, que pretende levar ao encontro do partido, no final desta semana, discurso de apoio aos cortes promovidos por Levy. Para Guimarães, equilibrar a economia é essencial para garantir as eleições de 2016 e 2018. O líder reconheceu erros do PT, defendeu que o partido adote uma plataforma "mais à esquerda" e protagonize debates polêmicos para o governo como a taxação de grandes fortunas. "O Estado brasileiro financiou todas as políticas sociais dos últimos 12 anos. Agora esgotou, não temos como prosseguir. O cobertor acabou".

Estado - Na pior crise da história dos 35 anos do PT, que partido sairá deste 5º congresso: mais governista ou mais independente do governo Dilma?

Penso que esse congresso tem de dar conta dos grandes desafios que temos de superar. É verdade que o PT vive o pior momento de sua história. A direita e setores conservadores conseguiram consolidar um grande desgaste da imagem do PT perante a sociedade. O PT falhou.

Comente agora
09
Jun
Governo confirma concessão do Porto de Aratu
Postado por: Samile Macedo / 07:04h

O governo federal confirmou que a concessão do Porto de Aratu, em Candeias, está entre os arrendamentos e autorizações de terminais privados previstos pelo Programa de Investimentos em Logística lançado nesta terça-feira (9). A inclusão teria sido feita a pedido do governador Rui Costa, que defendeu que “o governo não tem se mostrado eficiente na gestão desses equipamentos e a melhor solução é colocar a iniciativa privada”. O arrendamento do Porto de Aratu está no segundo bloco de concessões, que deve ser licitado no primeiro semestre de 2016. No mesmo grupo estão os portos de Paranaguá, Itaqui, Santana, Suape, São Sebastião, São Francisco do Sul, Santos e do Rio de Janeiro. Nas licitações de portos, o governo poderá combinar os critérios de maior capacidade de movimentação, menor tarifa, menor tempo de movimentação de carga, maior valor de investimento, menor contraprestação do governo federal, melhor proposta técnica e maior valor de outorga para definir os vencedores. As regras para concessão de portos serão publicadas em decreto.

Comente agora
08
Jun
Sem destino: Após anunciar novo voo, Nilo recua, admite permanecer no PDT e se cala
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:23h

Sempre afeito a entrevistas, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PDT), está em momento recluso. Desde o anúncio de que poderia deixar o PDT no dia 30 de maio, após mais uma série de trocas de farpas com o atual dirigente estadual da sigla, deputado federal Félix Mendonça Jr., o telefone de Nilo, em momentos e dias diversos, permanece sem contato com a imprensa – ao menos com os números do Bahia Notícias, já que todas as vezes a caixa postal foi o único som audível. Pelo próprio perfil no Twitter e também em entrevista ao jornal A Tarde, o ainda pedetista recuou. “Tô fazendo o possível para ficar no PDT”, escreveu na rede social. No jornal, frisou que possui controle sobre boa parte do diretório estadual e influência sobre deputados estaduais e prefeitos da legenda. Por mais que Nilo credite a musculatura política como trunfo, o diretório nacional mandou um recado indireto: prolongou o mandato de Félix Jr. na direção baiana do partido até novembro. O presidente da AL-BA tenta reverter a situação e antecipar as eleições para o diretório, agendadas inicialmente para 30 de setembro, uma linha tênue para o limite de filiações partidárias para candidatos a prefeito e a vereador em 2016. Próximo ao extremo dos governos petistas, tendo cinco mandatos à frente do legislativo estadual, concomitantes com mandatos de Jaques Wagner e Rui Costa, Nilo é uma pedra no sapato para os rumos defendidos no cenário nacional pelo PDT, que já cogita sair da base do governo federal petista de Dilma Rousseff. Com essa conjuntura, o ainda pedetista é quase um estranho no ninho. E, como o próprio Nilo sempre fala em entrevistas “feliz é homem que consegue conversar com o povo”. Ao que aparenta, o ex-tucano anda bem infeliz no atual berço. Por isso já cogitou a migração para junto de outras aves no PL, ainda na casca, ou até mesmo no PSD. (BN - Fernando Duarte)

Comente agora
08
Jun
CPI Petrobras colhe depoimentos de funcionários da petroleira
Postado por: Rodrigo Almeida / 18:00h

Em uma sessão cheia de depoentes e esvaziada de parlamentares, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras colheu o depoimento de sete funcionários da petroleira estatal, que tiveram participação nas obras das refinarias Abreu e Lima (Renest), em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Somente cinco parlamentares participaram das oitivas. “Hoje é segunda-feira e geralmente os parlamentares não estão aqui [na Câmara], mas todos foram convocados”, explicou o deputado Leo de Brito (PT-AC), que substituiu o relator da comissão, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). Os deputados ouviram os funcionários Abenildo Alves de Oliveira, Eduardo Jorge Leal de Carvalho e Albuquerque, Flávio Fernando Casa Nova da Motta, Gilberto Moura da Silva (gerente-geral da Refinaria de Capuava), Heleno Lira, Ivo Tasso Bahia Baer e Laerte Pires. Apesar da reunião esvaziada, os integrantes da comissão avaliaram os depoimentos como positivos, por apresentarem dados técnicos sobre as licitações para as obras das duas refinarias. “A reunião serviu para tomar conhecimento de procedimentos técnicos. Ficou claro que quase todos disseram que as estimativas dos custos dos projetos não eram da responsabilidade de cada um”, avaliou o vice-presidente da CPI, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Eu acredito que há uma uniformidade em todas as falas dos diretores relacionas à Renest e ao Comprej, de que não houve sobrepreço nos contratos, fazem justificativas a respeito dos aditivos, complementou Leo de Brito. Um dos depoentes, o engenheiro Abenildo Alves de Oliveira, gerente do contrato de construção de obras prediais da Refinaria Abreu e Lima, disse aos parlamentares desconhecer a existência de um cartel de empresas na definição dos contratos das obras.

Comente agora
08
Jun
Cardozo diz que há ‘muita especulação’, sobre encontro de Costa com Lula
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:52h

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta segunda-feira, 8, que “há muita especulação” sobre o encontro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos delatores da Operação Lava Jato, às vésperas da compra da refinaria de Pasadena pela estatal, em 2006. “Nessa hora há muita especulação que não leva a nada”, disse o ministro, minimizando o impacto do encontro no rumo das investigações. “Acho que esse tipo de situação por óbvio não traz nada”, respondeu Cardozo a ser questionado sobre o tema durante lançamento de uma consulta pública sobre corrupção. Em matéria publicada na última sexta-feira, 6, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou documento que revela encontro de Lula com Costa em Brasília, 31 dias antes de a Petrobras efetuar a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A compra da refinaria é alvo de investigações e provocou um prejuízo de R$ 792 milhões aos cofres públicos, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). (Política Livre)

Comente agora
08
Jun
Líder do PSD na Câmara propõe que 'Cristofobia' seja crime
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:32h

O líder do PSD na Câmara dos Deputados, Rogério Rosso (DF), protocolou nesta segunda-feira, 08, um projeto de lei que torna crime hediondo ultraje, impedimento ou perturbação de cultos religiosos. Na proposta, o deputado ataca o que chama de "Cristofobia" e sugere como punição, além de multa, aumento da pena para quatro a oito anos de reclusão. Na justificativa do projeto, o parlamentar reclama que manifestações de defesa dos direitos homossexuais, como a Parada LGBT, têm "zombado" da fé dos evangélicos e agindo de forma desrespeitosa contra símbolos religiosos. "A intenção desse projeto de lei é proteger a crença e objetos de culto religiosos dos cidadãos brasileiros, pois o que vem ocorrendo nos últimos anos em manifestações, principalmente LGBTs, é o que podemos chamar de 'Cristofobia', com a prática de atos obscenos e degradantes que externam preconceito contra os católicos e evangélicos", diz o texto da proposição. O artigo 208 do Código Penal prevê hoje multa ou detenção de um mês a um ano para quem escarnecer de alguém, por motivo religioso, ou perturbar cerimônia religiosa, "vilipendiar publicamente o ato ou objeto de culto religioso". Em caso de violência, a pena é acrescida em um terço. (Exame)

Comente agora
08
Jun
Lava Jato: Dilma diz que lutará para mostrar inocência
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:00h

A presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista a uma emissora de televisão francesa que vai lutar "até o fim" para mostrar que ela não tem envolvimento com o esquema de desvios na Petrobrás investigado pela Operação Lava Jato. À France 24, Dilma que é "impossível" que esteja envolvida nas denúncias e defendeu que o esquema não deve ser tratado como "escândalo da Petrobrás" e, sim, como "escândalo de determinados funcionários da Petrobrás". Durante a entrevista ao canal de notícias francês, exibida nesta segunda-feira, 8, a presidente foi questionada sobre a hipótese de a investigação chegar à conclusão de que ela sabia ou estava envolvida no esquema. Então, o jornalista francês questiona se, nesse cenário, a presidente estaria disposta a encarar todas as consequências. "Eu não estou ligada. Eu não respondo a essa questão, porque eu não estou ligada. E eu sei que não estou ligada", disse. "É impossível. Eu lutarei até o fim para mostrar que não estou ligada. Eu sei o que eu faço. Eu tenho uma história por trás de mim nesse sentido. Não é questão de 'se'. Eu não estou ligada", completou. Dilma disse ainda que há tratamento diferente entre a relação das empresas envolvidas no esquema com o Partido dos Trabalhadores e os demais grupos políticos. Segundo Dilma, "todos as campanhas" feitas no Brasil têm contribuição das companhias citadas. "E por que só a minha foi destacada?", questionou a presidente. "Estão tentando envolver a minha campanha", disse e complementou: "Não existe nenhum indício que o prove. Não só em 2010, mas também em 2014. Todos os candidatos que concorreram comigo receberam dinheiro dessas empresas de forma legal".

Comente agora
08
Jun
Antes de recesso branco, deputados devem votar projetos do Executivo nesta terça
Postado por: Rodrigo Almeida / 15:41h

Antes de entrarem num recesso branco, por conta das festas juninas, os deputados estaduais devem votar, nesta terça-feira (9), dois projetos oriundos do Executivo. Com baixa produtividade no primeiro semestre do ano, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vota projetos não polêmicos. As matérias deveriam ser apreciadas na semana passada, mas não houve quórum suficiente para votação. Estão em pauta, o projeto de lei 21.195/2015 que transfere do Estado para a União, os trechos das rodovias estaduais BA-172 e da BA-161. O outro autoriza a doação de imóvel público ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), para fins de construção de unidades habitacionais para o programa “Minha Casa, Minha Vida”. Também será discutido o projeto que pretende criar cotas para artistas baianos em festejos de época, como o São João. O projeto foi formulado pelos líderes do governo e da oposição, José Neto (PT) e Sandro Régis (DEM). O impasse estava na definição dos percentuais. Se aprovada, a lei só será aplicada no São João do ano que vem.(Bocão News)

Comente agora
08
Jun
PGR pede ao Supremo fim de pensão a ex-governadores da Bahia
Postado por: Rodrigo Almeida / 13:39h

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores da Bahia. A concessão do benefício é garantida por um artigo da Constituição do Estado. No entendimento da procuradoria, a norma confere tratamento privilegiado a ex-governadores. De acordo com o Artigo 104-A, após o fim do mandato, os governadores terão direito ao pagamento de subsídio integral e vitalício, desde que tenham contribuído para previdência oficial por 30 anos. Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, considera que o pagamento não tem fundamento legítimo e ofende o princípio constitucional da isonomia, por configurar tratamento privilegiado sem fundamento legítimo. "O diploma normativo impugnado, ao criar pensão especial, de natureza vitalícia, paga sob forma de subsídio pelos cofres estaduais, em benefício de ex-governadores do estado da Bahia, ofende frontalmente os princípios republicanos, da igualdade, da moralidade, da razoabilidade e da impessoalidade", argumenta Janot. Em abril, o STF considerou inconstitucional o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores do Pará. A legalidade dos pagamentos também é questionada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos estados do Acre, Mato Grosso, da Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Rondônia e Sergipe.(A Tarde)

Comente agora
08
Jun
Marina Silva diz em entrevista que não será candidata em 2016
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:43h

A ex-candidata presidencial Marina Silva afirmou, em entrevista a Fernando Rodrigues, do UOL, que não vai concorrer a nenhum cargo nas eleições municipais de 2016. Com as últimas assinaturas para a criação da Rede Sustentabilidade entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cresce a expectativa de que a Corte dê o aval para a criação formal do partido de Marina e que a ex-senadora volte ao cenário político. Nos bastidores, falou-se até na possibilidade de ela disputar alguma prefeitura no ano que vem, como a do Rio de Janeiro, onde obteve bons resultados nas urnas no ano passado. Ela agora refuta claramente essa hipótese. Sobre a eleição presidencial de 2018, Marina disse não saber ainda se será novamente candidata - depois de ter ficado em terceiro lugar nas eleições de 2010 e 2014. "Ainda não sei, sinceramente não sei, não sei qual é a melhor maneira de contribuir com o Brasil", afirmou. Marina repetiu que seu "objetivo de vida" não é ser presidente da República, mas contribuir para o País prosperar socialmente, economicamente e com desenvolvimento sustentável. "Quero contribuir para o Brasil ser melhor".

Comente agora
08
Jun
Por medo da ‘Ficha Suja’, prefeitos deixam de investir nos municípios
Postado por: Samile Macedo / 12:16h

Imposta para conter os gastos excessivos nas três esferas governamentais, a Lei de Responsabilidade Fiscal divide opiniões em relação às suas exigências. Prefeitos baianos se reuniram, na tarde desta segunda-feira (8), na União dos Municípios da Bahia (UPB), para discutirem flexibilidades na aplicação da lei em áreas determinantes como a Saúde, Educação e Assistência Social. O encontro serviu também para colher sugestões para o relatório da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa despesas com pessoal na área da Saúde. No colegiado está sendo discutido o projeto de lei complementar 251/2005 que trata de uma expansão do limite com despesa pessoal, passando dos atuais 54% para 75%, exclusivamente para a Saúde Pública. A matéria é de autoria do deputado paulista Roberto Gouveia (PT) e é relatado pelo baiano Roberto Brito (PP). Em sua maioria, os gestores presentes apontaram dificuldades em cumprir o percentual. Muitos deles preferem não investir em áreas determinantes pelo temor em ter contas rejeitas e, consequentemente, serem considerados ‘fichas-sujas’. “Somos até inquiridos pela população por não investir nessas áreas, mas não sabem que temos que cumprir a lei. É um dilema: sem recurso e sem índice. Espero que possamos aqui tirar as despesas dos municípios”, disse a prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB, Maria Quitéria (PSB). 

Comente agora
08
Jun
Vereador alega que Prefeitura de S. A. de Jesus está gastando muito e mal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:54h

O vereador Uberdan Cardoso (PT) não aprova a maneira que os gastos da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus são utilizados. “A Prefeitura está gastando muito e gastando mal, esse é o nosso problema. A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que até 54% da receita que liquidamos do município pode gasto com pessoal, o problema é que quando atinge 51.30% desse valor, a situação merece atenção,  assim como uma luz amarela acende indicando advertência. Quando a Prefeitura apresentou esse relatório no mês de abril referente ao primeiro quadrimestre, identificamos um sério problema, pois o município excedeu o limite da receita e está gastando 57,60%, ou seja, o município gastou nesses primeiros quatro meses de 2015 R$5.300.000,00 milhões a mais do limite e isso é muito grave”, declarou em entrevista a uma rádio local. O edil relatou que dentre o total de mais de R$86 milhões de despesas com os servidores, 74 milhões e fração referem-se ao pessoal ativo e 11 milhões e trezentos mil com outros serviços, como por exemplo, segundo ele, serviços de assessoria. De acordo com o entrevistado o problema se estende porque a reforma administrativa foi aprovada de modo equivocado, pois quando o limite é ultrapassado não há como fazer ajustes administrativos e nesse caso a Lei de Responsabilidade Fiscal no art. 22§2 proíbe a criação de cargos, empregos ou funções. “O prefeito Humberto Leite pode ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal e o município pode pagar consequências ruins como perder convênios. Existe um dispositivo que proíbe repasses de convênios para a cidade, significando que o gestor não poderia receber transferências voluntárias, contratar operações de créditos, dentre outras restrições, só quero que os cidadãos acordem para uma situação gravíssima. Isso é uma bola de neve e pode tomar grandes proporções, gerando improbidade administrativa para o administrador e ocasionando até mesmo a perda do seu mandato”, concluiu. 

Redação Voz da Bahia

3 comentários
08
Jun
Vereador acusa crime ambiental em dunas de Jauá e Abrantes
Postado por: Samile Macedo / 10:46h

Uma denúncia de crime ambiental nas localidades de Jauá e Abrantes, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, foi encaminhada pelo vereador Antonio Elinaldo (DEM) ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). Segundo o legislador, moradores relataram que as dunas de Jauá e Abrantes estão cercadas para a retirada de areia. Elinaldo diz ainda que a prefeitura enviou uma equipe de fiscais há cerca de 20 dias, mas até agora não tomou nenhuma providência. O documento pede que o MP acione a prefeitura, cobrando intervenção do poder público para a retirada das cercas. (BN)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com