As comentadas


Boa noite , Quarta-feira, 08/07/2015








Enquete



Reflita

Blog

Política

07
Abr
Redes sociais têm sido palco de discriminação e preconceito, afirma Dilma
Postado por: Samile Macêdo / 15:42h

A presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta terça-feira (7), que as redes sociais têm sido usadas como "palco" para publicações de mensagens de discriminação e preconceito. A declaração foi feita durante o lançamento de ações de combate à violação de direitos humanos na internet. Segundo Dilma, as pessoas têm usado a liberdade que a internet dá para desrespeitar as pessoas, expressar todo tipo de agressão e mentira e ferir a honra e a dignidade de outras pessoas. "No Brasil, as redes sociais têm sido palco de manifestações de caráter ofensivo, preconceituoso, discriminatório e de grave intolerância, escondidas no anonimato que as redes sociais permite ou o distanciamento que promovem", afirmou Dilma. 

Comente agora
07
Abr
Cunha diz que 'não há possibilidade' de adiar votação da terceirização
Postado por: Samile Macêdo / 14:43h

Após tomar café da manhã nesta terça-feira (7) com o ministro Joaquim Levy (Fazenda), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que "não há possibilidade de adiar" a votação do projeto de lei que regulamenta os contratos de terceirização no país. Segundo o peemedebista, ele convocará quantas sessões extraordinárias “forem necessárias” para analisar ainda nesta semana a proposta. Cunha se reuniu com ministro da Fazenda para tratar do projeto e discutir as medidas de ajuste fiscal que o governo tenta aprovar no Congresso Nacional para equilibrar as contas públicas. Segundo o presidente da Câmara, depois de votar uma medida provisória que está trancando a pauta, a Casa irá priorizar a votação da proposta da terceirização. “Só vai para outra pauta depois de superada essa, nem que fique a semana inteira sem votar nada, mas será esse o objetivo. Não há outra maneira de votar um projeto desses, que não seja priorizar a votação dele”, ressaltou Cunha. Alvo de críticas de sindicatos e do PT, mas defendida por empresários, a proposta permite que empresas contratem trabalhadores terceirizados para exercer qualquer função. Entenda o projeto de lei da terceirização. 

Comente agora
07
Abr
Grupo de sem-teto prepara passeata em defesa da presidente Dilma na capital baiana
Postado por: Samile Macêdo / 14:02h

Famílias integrantes do Movimento Sem Teto da Bahia Democrático e de Lutas (MSTB-DL), que ocupam os bairros do Parque São Cristovão, Conjunto Habitacional Das Bromélias, Fazenda Grande 2, IAPI, Boa Vista de São Caetano, Jardim Cajazeíras, Itapuã, Praia Grande e Conceição de Feira, preparam ato político para essa quarta-feira (8/4), com concentração a partir das 9h, na entrada do CAB, Paralela, próximo ao Bahia Café Hall. A caminhada sairá em direção à Assembléia Legislativa, onde será feita uma manifestação “Contra a direita e por mais direitos”, condenando a tentativa de “impeachment” da presidente Dilma Rousseff. Em seguida, em solidariedade aos professores das universidades estaduais em greve fará uma manifestação em frente à Secretaria de Educação, reivindicando também a criação de um fórum que paute a educação pública. A caminhada será finalizada em frente ao prédio da Governadoria, onde os manifestantes passarão ao secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, a demanda por mais moradias. 

Comente agora
07
Abr
Ministro do PMDB recusa convite de Dilma para assumir coordenação política
Postado por: Samile Macêdo / 13:09h

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, recusou o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir a coordenação policia do governo. A informação é do líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani (RJ). Segundo o peemedebista, o argumento "oficial" de Padilha é que está com um filho recém-nascido e foi vetado pela própria esposa. No entanto, o partido também não têm interesse em assumir o posto. "A secretaria de Relações Institucionais não é um pleito do PMDB. É só mais um ministro para ser fritado, não tem poder de decisão", explica Picciani. (Metro1)

Comente agora
07
Abr
Sindicalistas recebem apoio do PCdoB para barrar projeto que amplia terceirização
Postado por: Samile Macêdo / 12:18h

Organizações sindicais que se posicionam contra o Projeto de Lei 4.330/04 receberam o apoio da bancada do PCdoB na Câmara para barrar a aprovação do texto, previsto para ser votado nesta terça-feira (7), segundo o baiano Daniel Almeida. Há dez anos tramitando no Legislativo, o projeto de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) permite que empresas contratem trabalhadores terceirizados para o exercício de qualquer função. Pelas normas vigentes, esse tipo de contratação pode ser realizado apenas para a chamada “atividade-meio” em empresas ou instituições públicas. Com o projeto, no caso de universidades, por exemplo, professores - considerados atividade fim - poderiam ser contratados em regime de terceirização. Para os opositores ao projeto, os empresários seriam os principais beneficiados com a contração de mão-de-obra a baixo custo. Integrante da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, Daniel Almeida afirma que, junto com sindicalistas, reivindica modificações no texto da proposta. Segundo ele, caso seja aprovado da forma que está, o projeto de lei "acaba pulverizando a representação sindical" e põe fim ao princípio de isonomia da atividade. Outro entrave encontrado no projeto, na avaliação do deputado, é a responsabilidade subsidiária da empresa contratante com a terceirizada.

Comente agora
07
Abr
Sessão da Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus não tem pauta para discussão e dura 20 minutos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:56h

A sessão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus durou 20 minutos na noite de ontem, segunda-feira (06) e não teve a presença do Presidente da Casa, Luiz do Alto, sendo presidida pelo vice Francisco Damasceno (Chico de Dêga). Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, Chico explicou o motivo da ausência do presidente, afirmando que ele precisou se deslocar para Salvador a fim de participar de uma audiência com um Deputado Estadual para tratar de questões ligadas ao município de Santo Antônio de Jesus. “As comissões não distribuíram material para pauta, não havia projeto para ser votado, apenas o expediente, então fizemos a leitura e abrimos a sessão para alguns que se inscreveram usar o tempo”, disse, acrescentando que apenas dois edis usaram o expediente, sendo eles Dema do Leite e Chispita, que debateram sobre a questão da distribuição de senhas.

Crítica de Dema do Leite: O Vereador opinou sobre a crítica de Dema do Leite com relação à distribuição das senhas do peixe da Semana Santa, explanando que isso faz parte da matéria da oposição, que sobrevive das críticas para ter sucesso. “A distribuição de peixes foi feita com sucesso para o povo de Santo Antônio de Jesus e todos percebemos isso, estão todos de parabéns”, completou.

Processo Seletivo: Dêga garantiu que a equipe responsável pelo processo seletivo da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus está recolhendo a documentação dos candidatos e após toda regularização eles serão chamados para iniciar seus trabalhos no município.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
07
Abr
S. A. de Jesus poderá ganhar Bolsa Gás e Bolsa Leite Municipal; oposição é a favor e projeto será estudado, afirmam Vereadores
Postado por: Letícia Oliveira / 09:40h

Além da Bolsa Família Municipal, a cidade de Santo Antônio de Jesus poderá receber mais duas novas bolsas, sendo elas a Bolsa Gás e Bolsa Leite, segundo informou o Vereador Marcos Muniz, conhecido como Chispita (PSD). Ele afirmou que o projeto está sendo analisado e estudado para que a Ação Social possa desempenhar os dois fatores e pleitos, que vai agregar de maneira positiva a população mais carente do município. Muniz salientou, em entrevista a Rádio Andaiá FM, que tudo que está sendo elaborado no Governo Humberto Leite está sendo minuciosamente feito com critério de responsabilidade. Ainda não há prazos estabelecidos para apresentação desse projeto.

Opinião da oposição: Opinando sobre o assunto, o Vereador Antônio Nogueira Neto, o conhecido Tom (PSB), líder da bancada da oposição, se manifestou afirmando que é a favor de tudo que for beneficiar a população Santoantoniense, principalmente o povo mais carente, que não tem acesso fácil a esses benefícios. “Vamos estudar e veremos, mas precisa ser tudo correto com jurídico e projeto para que a oposição aprove, assim como aconteceu com o Bolsa Família Municipal”, destacou, aproveitando para externar, que não é contra esse projeto, mas sempre vai ser contra às coisas que beneficiem apadrinhados do Governo Humberto Leite.

  1. Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira
Um comentário
07
Abr
S. A. de Jesus: Chispita nega que apenas vereadores da situação tenham recebido senhas para distribuição dos peixes
Postado por: Letícia Oliveira / 08:59h

A primeira sessão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, após a Semana Santa, durou apenas 20 minutos, mas rendeu debates, como sempre acontece. O Vereador Dema do Leite reclamou da entrega das senhas para distribuição dos peixes, que segundo ele foi entregue apenas aos vereadores da situação. Como líder da Bancada dos edis do gestor municipal, Marcos Muniz, o conhecido Chispita, disse, em entrevista a Rádio Andaiá FM, que isso é uma grande surpresa, pois procurou a Secretaria de Ação Social para levar senha em alguns lugares, onde não foram entregues, mas em momento nenhum foi procurado. “Ele é uma mola propulsora da máquina administrativa da Prefeitura Municipal, que pode auxiliar em ajudar todas as suas secretarias a trabalhar e assim fazemos. Em momento nenhum fomos procurados, eu que procurei a Secretaria”, garantiu. Segundo o entrevistado, o seu colega falou em termo de perseguição, de se sentir prejudicado, então deveria ter procurado o órgão para que fosse atendido. Chispita não soube informar se os demais vereadores da oposição procuraram o órgão para pegar as senhas.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
07
Abr
PT faz diagnóstico equivocado sobre atual conjuntura, diz Geddel
Postado por: Letícia Oliveira / 08:08h

Com mais uma declaração polêmica, o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, voltou a criticar o Partido dos Trabalhadores (PT). Em entrevista ao Conexão CBN, o cacique peemedebista disse que o “PT perdeu autoridade” e que “está mais perdido que cego em tiroteio”. O deputado ainda criticou o envolvimento do PT nos recentes escândalos de corrupção e disse que a presidente Dilma Rousseff é uma “invenção” do ex-presidente Lula. Diante dos desdobramentos da Operação Lava Jato e a aproximação de uma nova manifestação nacional contra o governo, o peemedebista disse que o PT faz um diagnóstico “equivocado” sobre a atual conjuntura política, além de tentar desqualificar o trabalho de instituições sérias, como a Polícia Federal e o STF. “Eu nunca vi nenhuma liderança do PT reconhecer claramente que o José Dirceu roubou ou que outros petistas condenados roubaram. Acho que eles estão perplexos. Quem fica muito tempo no poder começa a achar que pode tudo. Eles insistem na tese de perseguição política, o que dificulta a avaliação feita pelo partido hoje. O PT está mais perdido do que cego em tiroteio”, declarou.

Um comentário
06
Abr
Novo chefe de gabinete da prefeitura de S. A. de Jesus diz que em sua função não falta trabalho
Postado por: Samile Macêdo / 23:11h

Há cerca de um mês atrás, foi empossado como novo chefe de gabinete da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, Jorge Bulhões, colocado no cargo após pedido de exoneração do antigo ocupante, Joanito Barbosa (PP). Jorge concedeu entrevista à Rádio Recôncavo FM nesta segunda-feira (06) onde fez sua avaliação a respeito dos serviços prestados até o presente momento e falou ainda que seu nome foi cogitado anteriormente para assumir a Secretaria da Fazenda do município. "Meu trabalho é um desafio, pois no gabinete tem muitas coisas para fazer, mas na vida temos de estar preparados para tudo, mas digo que trabalho não falta, das 08h às 17h atendendo aos pedidos da população, que vão desde ajudas pessoais, pedidos para eventos até emprego e reclamações, é claro que tem a ouvidoria para fazer isso, mas também somos os 'olhos e ouvidos' do prefeito Humberto Leite (PDT) e as pessoas falam também conosco sobre seus problemas", disse. 

Convite para assumir a chefia de gabinete - O entrevistado contou que o convite era antigo, mas inicialmente não tinha vontade de abdicar da sua profissão, "porém hoje minha filha se formou, é advogada e os processos que tenho passo para ela dar continuidade. Antes houve a cogitação de meu nome para assumir a Secretaria da Fazenda, mas não sei de onde ela partiu, foram especulações e o prefeito achou por bem me colocar no setor onde estou, afirmo que não possuo quaisquer ambições de assumir outro cargo, estou tranquilo, mas sabendo que me encontro como jogador de um time, se um dia for colocado para 'jogar' em determinada posição estarei pronto. O técnico do time é Humberto, ele quem faz a escalação e bom jogador trabalha em qualquer posição, se ele me oferecer outro cargo para atuar onde quer que seja, farei o máximo para dar conta do recado" declarou. O chefe de gabinete fez uma avaliação positiva de seu primeiro mês no setor, o qual exige lutas e 'jogo de cintura' para saber tratar as pessoas buscando melhorar o atendimento de todas as secretarias. "Ninguém deve se julgar superior a ninguém, porém tratar a todos com igualdade e é esse o objetivo da gente, atender bem a população carente", concluiu.

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo
Comente agora
06
Abr
César Borges comandará vice-presidência de Serviços e Infraestrutura do BB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:25h

O ex-ministro de Transportes e dos Portos, César Borges, assumirá a vice-presidência de Serviços e Infraestrutura do Banco do Brasil, conforme anunciado pela instituição financeira nesta segunda-feira (6). De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o criação do cargo, que não existia anteriormente no BB, integrou o anúncio. Em nota, o banco afirma que Borges será responsável por “negócios estratégicos relacionados aos grandes projetos de infraestrutura que surgem com o êxito dos modelos de concessão”.  Ex-filiado ao PFL e ao PR, ele já ocupou a vice-presidência de Governo no BB entre 2012 e 2013. Ainda segundo Folha, o BB vai unificar a área de Varejo e Distribuição à de Gestão de Pessoas, de forma a manter o número total de vice-presidências. No comunicado, o BB afirma que a criação do cargo e as alterações não “implicam incremento de despesas, redução de quadros, ou alterações nas metas de eficiência operacional previstas para o período de 2015-2019. (BN)

Comente agora
06
Abr
Secretário do desenvolvimento anuncia saída do governo de Rui Costa
Postado por: Anacley Souza / 19:36h

O secretário de Desenvolvimento Econômico James Correia confirmou que sua saída do governo de Rui Costa (PT). Correia disse que comunicou o governador da sua intenção de deixar a pasta na semana passada. De acordo com ele, desde o início estava acertado que ele não ficaria até o final do mandato do petista, mas a crise econômica acabou precipitando a sua saída. Correia, que também é empresário, explicou que resolveu deixar a secretaria para comandar projetos na área de energia. Ele nega que sua decisão foi motivada por divergências com a administração. O secretário não informou como vai deixar o governo, nem quem será seu substituto. Correia fez parte da equipe do ex-governador Jaques Wagner e era o secretário com mais tempo atuando no governo estadual. Essa é a segunda baixa na gestão de Rui. A primeira foi Fernanda Mendonça, da Agricultura. (Jornal A Tarde)

Comente agora
06
Abr
Câmara de Feira aprova 'moção de censura' a beijo gay em Babilônia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:33h

A Câmara Municipal de Feira de Santana, no Portal do Sertão, aprovou uma moção de censura ao beijo gay que aconteceu na novela Babilônia e foi protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg. O projeto foi apresentado pelo vereador Marcos Lima (PRP). "A referida novela, assim como outras anteriormente exibidas pela Rede Globo, tem clara intenção de afrontar os cristãos em suas convicções e princípios, querendo trazer, de forma impositiva, para quase toda a sociedade brasileira o modismo denominado por eles de ‘outra forma de amar’, contrariando nossos costumes, usos e tradições", afirma o texto. O projeto recebeu ainda endosso de outros vereadores: Edvaldo Lima (PP) parabenizou Marcos Lima e afirmou que "a população tem acompanhado no dia a dia a imoralidade e o desrespeito cometido pela Rede Globo de Televisão" em suas telenovelas. “Não podemos ficar parados diante dessa aberração da Rede Globo”, criticou. Marcos e o vereador Eli Ribeiro (PRB) indicaram às pessoas que não querem assistir as telenovelas da Rede Globo que prestigiassem a novela Os 10 Mandamentos, que exibida às 20h30, na Rede Record. Após os discursos, a moção foi aprovada por unanimidade dos edis. (BN)

Comente agora
06
Abr
Dilma empossa ministro e assegura continuidade de programas do MEC
Postado por: Samile Macêdo / 17:28h

O professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) Renato Janine Ribeiro tomou posse nesta segunda-feira (6) como novo ministro da Educação. No evento, a presidente Dilma Rousseff discursou e disse que a necessidade de ajustes fiscais por parte do governo não vai prejudicar programas da área de educação, como o Fies. A escolha de Janine para o MEC foi anunciada há pouco mais de uma semana e elogiada por acadêmicos, parlamentares e ex-ministros que chefiaram a pasta. Janine Ribeiro assume o ministério no lugar de Cid Gomes, que pediu demissão após conflito com deputados em sessão da Câmara. Na ocasião, o ex-governador do Ceará disse que parlamentares "oportunistas" deveriam sair do governo, episódio classificado como "incidente político grave" pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. A cerimônia de posse do novo ministro da Educação ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Esta foi a terceira troca no primeiro escalão do governo desde o início do segundo mandato da presidente Dilma. Em fevereiro, Roberto Mangabeira Unger assumiu o comando da Secretaria de Assuntos Estratégicos no lugar de Marcelo Néri e, na semana passada, Edinho Silva passou a chefiar a Secretaria de Comunicação Social e substituiu Thomas Traumann. 

Comente agora
06
Abr
'Queima do Judas' em S. A. de Jesus: O boneco da Juracy recebe nome de um vereador; veja o vídeo
Postado por: Samile Macêdo / 17:23h

A Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição existente em diversas comunidades que teve seu surgimento na América Latina por meio dos espanhóis e portugueses. A tradição também é realizada em diversos outros países, durante o início do mês de abril sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes. A prática consiste em surrar um boneco forrado de serragem, trapos ou jornal pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele. A figura simboliza a morte de Judas Iscariotes, discípulo que traiu Jesus, e geralmente no Brasil ele representa nos dias atuais alguém reprovado pelo povo.

A "Queima de Judas" em SAJ: Internautas enviaram para a redação da Voz da Bahia uma das queima do Judas que ocorreu na Avenida Juracy Magalhães, em Santo Antônio, no último sábado (04). O curioso é que conforme o vídeo indica, o boneco recebeu o nome do vereador do município Gilson Bastos (PDT). O vereador é ligado ao grupo do prefeito Humberto Leite (PDT). Na verdade tudo deve passar de uma brincadeira...

Assista ao vídeo abaixo da 'queima de Judas' na Juracy enviada por internauta: 

Comente agora
06
Abr
PT não é organização criminosa, diz assessor de Dilma e fundador do partido
Postado por: Samile Macêdo / 16:25h

Chamado de professor pelos correligionários, Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República desde o governo Lula e fundador do Partido dos Trabalhadores, defendeu o fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais, ao afirmar que o partido não é uma organização criminosa. "Uma coisa é dizer que pessoas no PT se envolveram em malfeitos. Outra é tentar qualificar o PT como uma organização criminosa. Não estou de acordo", disse Garcia, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira (6). Segundo ele, a recusa do financiamento privado deve ser uma das medidas concretas adotadas pelos partidos para coibir atos de corrupção. "Não é possível que o PT, com 1,5 milhão de filiados, não seja capaz de se financiar. Pago R$ 1 mil por mês ao partido", declarou. Na avaliação de Garcia, o Partido dos Trabalhadores vive um cerco e cometeu erros estratégicos após o escândalo da Petrobras, revelado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal.

Comente agora
06
Abr
Lula pede articulação a Dilma e cobra cabeça de Mercadante
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 13:58h

Preocupado com os novos protestos previstos para o dia 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou as cobranças sobre o governo e quer que Dilma Rousseff mude com urgência a articulação política do Palácio do Planalto, sob pena de trilhar um caminho sem volta. Para ele, a presidente não pode mais esperar e precisa mexer nos interlocutores com o Congresso, que se transformou em uma trincheira contra o governo após a Operação Lava Jato. "Mercadante vive falando de rating para cá, rating para lá. Que rating que nada! A crise é política e o governo tem que resgatar a confiança. O resto acontece naturalmente", disse Lula, em recente conversa com um senador do PT, numa referência ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Nos últimos dias, tanto Mercadante como o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmaram que o ajuste fiscal é necessário para manter o grau de investimento no País, com uma nota de crédito (rating) elevada. Lula, porém, escolheu Mercadante como alvo das críticas. O ex-presidente não esconde a contrariedade com o fato de Dilma manter o chefe da Casa Civil no comando da articulação com o Congresso. No varejo das negociações com os parlamentares está Pepe Vargas, titular da Secretaria de Relações Institucionais, mas é Mercadante quem dá a linha política.

Rearranjo: Em mais de uma ocasião, Lula aconselhou Dilma a transferir essa função para Jaques Wagner, hoje ministro da Defesa, e pôr no lugar de Pepe um nome do PMDB, como o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, ligado ao vice-presidente Michel Temer. Dilma, no entanto, resiste à troca. Diante desse quadro, o PMDB entende que o atual modelo da articulação deixa o ocupante da Secretaria de Relações Institucionais como uma "rainha da Inglaterra" e não quer assumir a tarefa. Na avaliação de Lula, a raiz da crise é política, mas, como o governo não consegue dissipar as turbulências com os aliados, o problema contamina a economia. A instabilidade se agravou com a inclusão dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), ambos do PMDB, na lista de investigados por denúncias de corrupção na Petrobrás, no rastro da Lava Jato. Ao saber na quarta-feira da acentuada queda na taxa de aprovação de Dilma, apontada pela pesquisa CNI/Ibope, a reação de Lula foi de quem já esperava o resultado. O levantamento mostra que 64% dos brasileiros consideram a gestão de Dilma "ruim ou péssima". Para piorar, outras pesquisas em poder do PT indicam que o desgaste de Dilma e a Lava Jato também atingem a imagem do ex-presidente, hoje o principal nome do partido para a eleição de 2018. No diagnóstico de Lula, somente uma forte reação do Planalto, com ações que dialoguem com a sociedade, é capaz de reverter o mau humor da população e evitar um quadro irreversível para a presidente.

Comente agora
06
Abr
Luta para recuperar Petrobras é do meu governo, diz Dilma
Postado por: Samile Macêdo / 12:31h

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (6), durante a cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que a luta pela “recuperação” da Petrobras está em curso e é um compromisso do governo dela. Segundo a petista, o que "está em jogo" é a soberania do país e o futuro da educação brasileira. “Tenho certeza que a luta para a recuperação da Petrobras está em curso. Falo tanto da recuperação, e a luta é minha, do meu governo. Tenho certeza que interessa a todo o povo brasileiro. O que está em jogo nessa luta em defesa da Petrobras e do controle do pré-sal é nossa soberania, é o futuro do nosso país e da nossa educação”, disse a presidente. Em meio ao seu discurso, Dilma ressaltou a sanção do Plano Nacional de Educação (PNE) e a aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto que destina 75% dos royalties do petróleo do pré-sal para investimentos em educação pelo país. Na semana passada, em entrevista concedida à agência de notícias Bloomberg, a chefe do Executivo já havia defendido a estatal do petróleo. Na ocasião, ela afirmou que a empresa está “ultrapassando os desafios de governança” por meio de medidas de controle interno para evitar que atos ilícitos sejam cometidos. 

Comente agora
06
Abr
PT está mais perdido que cego em tiroteio, avalia Geddel
Postado por: Letícia Oliveira / 10:25h

O presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima afirmou nesta manhã que o “PT perdeu autoridade” e que “está mais perdido que cego em tiroteio”. Em entrevista ao programa Conexão CBN, o peemedebista disse que o PT faz um diagnóstico “equivocado” sobre a atual conjuntura política. “Eu nunca vi nenhuma liderança do PT reconhecer claramente que o José Dirceu roubou ou que outros petistas condenados roubaram. Acho que eles estão perplexos. Quem fica muito tempo no poder começa a achar que pode tudo”, declarou. Questionado sobre o apoio do PMDB no governo federal e se a legenda permanecerá até a disputa de 2018 na base governista, Geddel afirmou que o partigo “não vai aguentar”.

Comente agora
06
Abr
Dilma envia ao Senado nome de Reynaldo Soares para o STJ
Postado por: Letícia Oliveira / 09:02h
A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Senado Federal a indicação do nome do desembargador Reynaldo Soares da Fonseca, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Se aprovado pelos senadores, Fonseca assumirá a vaga destinada a juízes federais de Tribunais Regionais Federais, decorrente da aposentadoria do ministro Arnaldo Esteves de Lima. A mensagem de encaminhamento do nome pela presidente está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 6. A escolha do nome de Fonseca para a vaga no STJ foi confirmada na última quinta-feira (2) pelo Palácio do Planalto. O desembargador é natural de São Luís do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, com pós-graduação em Direito Constitucional e em Direito Penal e Processual Penal, e é mestre em Direito Público pela PUC-SP. (Estadão)
Comente agora
06
Abr
PSDB irá definir campanha para filiar um milhão de jovens ao partido
Postado por: Letícia Oliveira / 08:47h

A baixa popularidade do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) entre os jovens, no início do seu segundo mandato, deve fazer com que a oposição aumente sua influência sobre a faixa eleitoral. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o PSDB estipula que um milhão de jovens com perfil alinhado à legenda podem se filiar.  A cúpula tucana vai definir na quarta-feira (8) os moldes de uma campanha nacional de filiações ao partido para aproveitar a crise e a onda de manifestações contra o governo Dilma.

Comente agora
06
Abr
Pesquisa do PT mostra derretimento de base social
Postado por: Letícia Oliveira / 08:13h

Pesquisas internas do PT revelam que a crise do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) provocou um “derretimento da base social” do governo, segundo revelou uma fonte ao jornal Folha de S. Paulo. Trabalhadores e famílias beneficiadas por políticas de inclusão de gestões petistas também dizem não tolerar mais a corrupção e reclamam que as medidas recentes do Planalto não condizem com as bandeiras defendidas na campanha.Ainda segundo a Fola, dirigentes estão “perplexos” e dizem que o novo cenário “dificulta a reação” do partido.

Comente agora
06
Abr
Ubaitaba: Vereadora diz que prefeito superfatura em contrato com posto de gasolina
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 06:18h

Uma denúncia da vereadora de Ubaitaba, sul do estado, Sueli Carneiro, aponta irregularidades em contrato firmado entre a prefeitura local e um posto de combustíveis e enriquecimento ilícito do prefeito, Asclepíades de Almeida (PMDB). Segundo a vereadora, os fatos ocorreram durante os anos de 2013 e 2014 e fez correr para o caixa do posto de gasolina (Posto do Lago Produtos de Petróleo LTDA) quase R$ 4 milhões (R$ 3.919.580,46). Na denúncia encaminhada ao Ministério Público da Bahia, Sueli afirma que a família do prefeito é proprietária do posto, sendo sócias, mulher e filhas do gestor. Além da sangria do erário, a vereadora também aponta utilização de carros fantasma para justificar abastecimento da frota vinculada à prefeitura. Em um dos trechos do documento, a edil declara que apesar de cinco carros da prefeitura já terem sido objeto de alienação (quatro sem condição de uso), mesmo assim eles "passaram" de 2012 a 2014 no Posto do Lago para abastecer. Conforme a denúncia, outros dois veículos que nunca tinham circulado no município também abasteceram entre 2013 e 2014 no referido posto, e até uma ambulância devolvida ao governo do Estado por conta de um acidente também "usou" das bombas do estabelecimento. Conforme a legisladora, a frota de Ubaitaba é composta por 22 carros próprios. Os locados são em torno de 61. (por Francis Juliano - BN / Foto: Ubaitaba Urgente)

Um comentário
05
Abr
Instituto Lula propõe que PT não receba fundos de empresas
Postado por: Anacley Souza / 20:17h

Saiu de dentro da diretoria do Instituto Lula a proposta de que o PT deve deixar de receber doações privadas. Por dois motivos: para o partido se desvencilhar das acusações de conflito de interesses com as empresas doadoras e para o PT ter mais legitimidade na defesa do financiamento público de campanhas eleitorais. Na semana passada, o presidente do partido, Rui Falcão, passou a apoiar a tese. Só que duas perguntas se instalaram na direção do PT: e se o Congresso aprovar a PEC 352, que confirma e regulamenta as doações privadas de campanhas? Só o PT abriria mão dos milhões de reais doados de forma lícita? A PEC 352 tem o apoio do PMDB, que aprovou tudo o que quis neste ano, quase sempre contra os interesses do PT e do Planalto. (Revista Época)

Comente agora
05
Abr
Deputada propõe investigar metrô na gestão Imbassahy; requerimento encalha na Câmara
Postado por: Samile Macêdo / 15:24h

A deputada estadual, Luiza Maia (PT), vai propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para investigar as denúncias de desvio de dinheiro no Metrô de Salvador que surgiram neste domingo (5). De acordo com a petista, os R$ 166 milhões de sobrepreço que o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou nas obras “não ficarão impunes”. “Teve esse rombo todo, na gestão de Imbassahy (PSDB) que agora, na CPI da Petrobras, paga de paladino da justiça. Quem errou, seja no PT ou no PSDB, precisa pagar. Já na segunda ou terça-feira (6,7) eu vou começar a coletar as assinaturas”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, neste domingo. Na Câmara Municipal de Salvador (CMS), em fevereiro, um requerimento para a criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que vai investigar as obras do metrô de Salvador foi apresentado Mesa Diretora da Câmara pelos vereadores Vânia Galvão (PT) e Henrique Carballal (hoje, sem partido, mas, à época, PT).

Comente agora
05
Abr
Comissão ouvirá na terça Temer e presidentes de partidos sobre reforma política
Postado por: Samile Macêdo / 09:25h

O presidente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, participa na terça-feira (7), às 14h30, na Comissão Especial da Reforma Política da Câmara, de audiência pública sobre um novo sistema político a ser votado pelo Congresso. Temer foi convidado pela comissão e confirmou presença para falar de sistemas eleitorais e financiamento de campanhas. Também na terça-feira pela manhã, os deputados da comissão debaterão o tema com os presidentes do PRB, Marcos Pereira; do PPS, Roberto Freire; do PSOL, Luiz Araújo; e do PHS, Eduardo Machado. De acordo com o relator da reforma política na comissão, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), autor do requerimento para audiência, os debates têm como objetivo o fortalecimento dos partidos políticos. Segundo ele, não seria razoável deliberar sobre um novo sistema político-partidário “sem ouvir os dirigentes nacionais dos partidos políticos com representação no Congresso Nacional”. 

Comente agora
05
Abr
Rui Costa entrega novo loteamento do Minha Casa, Minha Vida em Mucuri
Postado por: Samile Macêdo / 09:04h

O governador Rui Costa e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab entregam, nesta segunda-feira (6), novas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, que beneficiarão cerca de 1.600 moradores do município de Mucuri, no sul da Bahia. Com 400 unidades tipo casa/loteamento, foram investidos R$ 22,8 milhões na construção do Loteamento Brisa do Mar. Os imóveis têm dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes, além de toda a infraestrutura presente no loteamento. A Bahia é o estado que lidera o Minha Casa, Minha Vida, com cerca de 95 mil casas entregues para a população e 190 mil contratadas. (BN)

Comente agora
04
Abr
Mesmo com críticas ao governo Dilma, Pinheiro nega boatos e afirma que fica no PT
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 21:33h

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) nega que tenha a intenção de deixar o Partido dos Trabalhadores, conforme foi divulgado. "Não posso tratar de um assunto que não falei, não estou falando, que não resolve a pauta do Congresso e que não é o principal da crise na economia", disse, por meio da assessoria de imprensa. Somente esta semana, dois veículos da grande imprensa publicaram que o senador estaria "no radar" do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) nega o contato entre o partido e Pinheiro. "Que o PSB queira atrair o senador é absolutamente normal - Walter Pinheiro é um grande quadro político -, o que não quer dizer que haja conversações", diz. Lídice acredita que os rumores têm influência da saída da senadora Marta Suplicy do PT para o PSB. "E certamente porque sou próxima a Pinheiro e estamos juntos em Brasília", diz. O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, afirmou que desconhece o assunto e que o senador nunca se manifestou sobre deixar o partido.

Críticas ao governo Dilma: 

Comente agora
04
Abr
Bonecos de Dilma, Eduardo Cunha e Lula são malhados como Judas em Fortaleza
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:09h

Bonecos da presidente Dilma e do ex-presidente Lula são os que têm mais saída entre os vendedores ambulantes de Fortaleza, neste sábado (4) de aleluia que, pela tradição católica, é dia de malhar Judas Iscariotes, aquele que vendeu Jesus para ser crucificado. A ambulante Maria das Candeias vendeu neste sábado (4) quatro bonecos representado a presidente Dilma e o último - de um estoque que fez de dez - do ex presidente Lula. "Só resta uma Dilma e não tenho mais nenhum Lula. São os que estão saindo mais. Neste sexta (3) vendi dez Dilma e cinco Lula", disse Maria. A ambulante disse que até o começo da tarde deste sábado (4) estava com um estoque de dez bonecos, sendo a maioria de não políticos, como o cangaceiro Lampião. "Eles não estão tendo tanta saída como os políticos, mas espero vender pelo menos a metade até o final do dia", estimou. Maria disse que não fez boneco do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por ele não ser conhecido em Fortaleza. "Fiz da Dilma e do Lula porque são conhecidos e todos compram para malhar", afirmou. O boneco de Eduardo Cunha foi malhado e queimado ainda na quinta-feira (2), durante a representação da via crucis do trabalhador, promovida pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde).

Comente agora
04
Abr
Após escândalo da Petrobras, PT prepara "ajuste fiscal" interno para não quebrar, diz jornal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:33h

De acordo com o jornal Estadão, o PT prepara um ajuste fiscal, com demissões, corte de gastos e aperto orçamentário. A proposta é da presidente Dilma Rousseff. Ainda segundo o jornal, o partido está sendo forçado a economizar por falta de dinheiro, mesmo com o aumento do Fundo Partidario neste ano -- o Congresso aprovou um grande ajuste, de R$ 289,56 milhões para R$ 867,56 milhões.

Comente agora
04
Abr
Aécio: Alckmin está ‘devastado’ pela perda do filho
Postado por: Samile Macêdo / 07:58h

O senador Aécio Neves (PSDB) afirmou, ao deixar o velório de Thomaz Alckmin, filho do governador Geraldo Alckmin, que o correligionário está “devastado, como qualquer pai estaria”. Aécio disse que veio trazer a “mais profunda solidariedade”. “Geraldo e sua família têm muita fé e a fé vai ser a sua mais importante aliada para que ele possa enfrentar com a coragem de sempre esse momento tão difícil”, afirmou. Aécio disse que teve uma breve conversa com o governador. “Ele disse apenas quando me abraçou que Thomaz estava com uma filhinha de 50 dias”, lamentou. O senador tucano disse que conhecia Thomaz. “Era um rapaz muito simples, discreto e distante dessa movimentação política toda”, disse. (Política Livre)

Comente agora
03
Abr
Lula sugere a Temer presentear Dilma com vinho para quebrar o “gelo”
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 22:25h

O ex-presidente Lula sugeriu uma nova abordagem de aproximação entre a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer. Segundo a coluna Expresso, da revista Época, durante uma conversa, Lula pediu a Temer que tentasse se aproximar da presidente por meio de um convite para almoço ou jantar, além de presenteá-la com um vinho "para quebrar o gelo". Apesar de considerar difícil a possibilidade, o vice-presidente afirmou que tentaria. "Não sou entrão, sou cerimonioso", disse.

Comente agora
03
Abr
Dilma e Aécio vão ao velório do filho do Alckmin
Postado por: Samile Macêdo / 14:35h

A presidente da República, Dilma Rousseff, esteve em São Paulo no velório do filho do governador Geraldo Alckmin. Dilma estava acompanhada dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Joaquim Levy (Fazenda) e Edinho Silva (Comunicação), que também vieram dar os pêsames ao governador de São Paulo. O vice-presidente da República, Michel Temer, também esteve no hospital onde a família do governador recebe amigos, políticos e parentes. Mais cedo, a presidente tinha emitido uma nota oficial lamentando a morte de Thomaz Rodrigues Alckmin. "Presto, neste momento de dor e consternação, minha solidariedade e sentidos pêsames aos pais, familiares e amigos das vítimas", disse Dilma no texto. Após permanecer cerca de 25 minutos no local, a presidente se retirou e deve voltar ainda hoje à Brasília. Cerca de 10 minutos antes da chegada da presidente, o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, chegou ao velório. "É algo extremamente triste e devastador. Alckmin é um amigo que hoje vive certamente o momento mais difícil de sua vida. Que a sua fé sempre presente nos momentos difíceis possa confortar ele e sua família", disse Aécio.

Comente agora
03
Abr
Faturamento de firma de Dirceu chega a R$ 39,1 mi
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:13h

A JD Assessoria e Consultoria, empresa do ex-ministro José Dirceu, faturou R$ 39,1 milhões entre 2006 e 2013, quase R$ 10 milhões a mais que os R$ 29,3 milhões discriminados na quebra de sigilo entregue aos procuradores da Operação Lava Jato. Parte da diferença veio de pagamentos de clientes estrangeiros, não listados no relatório da Receita Federal. A assessoria de Dirceu confirmou ter recebido dos bilionários mexicanos Carlos Slim e Ricardo Salinas, do empresário de comunicação venezuelano Gustavo Cisneros e da espanhola Telefónica. As receitas foram declaradas no imposto de renda, mas os nomes das fontes pagadoras estrangeiras não estão discriminados porque o dinheiro chegou às contas da JD por meio de contratos de câmbio. Nesta modalidade, o contribuinte declara os valores recebidos, mas não os dados de quem fez os pagamentos. A origem do dinheiro fica registrada no Banco do Brasil, onde as operações foram realizadas, e no Banco Central. Só é preciso discriminar ao fisco quem fez os pagamentos se cair na malha fina. Dirceu entrou no radar da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras, depois que a investigação detectou que sua empresa recebeu R$ 10 milhões de empreiteiras suspeitas de formar cartel para superfaturar obras da estatal. 

Comente agora
03
Abr
Dilma escolhe desembargador Reynaldo Fonseca para o STJ
Postado por: Samile Macêdo / 10:52h

A presidenta Dilma Rousseff escolheu hoje (2) o desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em substituição ao ministro Arnaldo Esteves Lima, que se aposentou em julho do ano passado. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Justiça. A indicação deverá ser publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (6). O nome de Fonseca, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), constava de uma lista tríplice apresentada pelo STJ, que incluía os também desembargadores federais João Batista Pinto Silveira (TRF4) e Joel Ilan Paciornik (TRF4). A escolha foi confirmada no início da tarde. Pouco antes, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve com Dilma no Palácio da Alvorada. Agora, o desembargador passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e, em seguida, terá de ser aprovado pelo plenário da Casa. Fonseca nasceu em São Luís (MA). Em 1992, tornou-se juiz de direito substituto no Distrito Federal (DF). No ano seguinte, foi nomeado juiz federal substituto da 4.ª Vara da Seção Judiciária do DF. Em 2009, foi empossado no TRF1. (Agência Brasil)

Comente agora
03
Abr
Sem alarde, Assembleia aprova aumento da verba indenizatória
Postado por: Samile Macêdo / 10:10h

Ao aprovar na última terça-feira, 31, o reajuste de 18% na verba de gabinete dos deputados, a Assembleia Legislativa da Bahia aproveitou e, sem chamar a atenção, reajustou também o valor da verba indenizatória em 7,5%. Com isso, a verba indenizatória - que serve para ressarcir os deputados em gastos com atividades ligadas ao exercício do mandato (leia mais ao lado) - passou de R$ 35,9 mil para R$ 38,6 mil. A resolução com os aumentos da verba de gabinete e indenizatória foi publicada nesta quinta-feira, 2, no Diário Oficial. Com isso, haverá na Assembleia um custo adicional de cerca de R$ 2,04 milhões com a verba indenizatória. Some-se a isso os R$ 11 milhões adicionais com a verba de gabinete, usada pelos deputados para o pagamento de assessores.

Comente agora
03
Abr
ACM Neto lamenta a morte do filho mais novo de Alckmin em queda de helicóptero
Postado por: Samile Macêdo / 09:39h

O filho mais novo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, morreu nesta quinta-feira (2) em um acidente de helicóptero na Grande São Paulo. O prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou a morte de Thomaz Rodriquez Alckmin, de 31 anos, e se solidarizou com a família. "Neste momento de dor e tristeza quero mandar uma mensagem de força e superação para a família e dizer que estamos orando e pedindo a Deus que conforte a todos", disse o prefeito. Neto também estendeu a mensagem de solidariedade aos familiares das outras quatro vítimas do acidente. Thomaz Rodriguez estava em um helicóptero Eurocopter, modelo ECC 155B1, que caiu sobre uma casa durante um voo teste realizada na cidade de Carapicuíba. As cinco pessoas que estavam no helicóptero morreram. O corpo de Thomaz será velado nas dependências do hospital Albert Einstein, em São Paulo, a partir das 14h. (Metro1)

Comente agora
03
Abr
Projeto da senadora Lídice da Mata é aprovado em audiência
Postado por: Samile Macêdo / 08:20h

Os produtores de cacau e chocolate presentes na audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado manifestaram apoio ao projeto de lei (PLS 93/2015), de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que define o percentual mínimo de 35% de cacau para que um produto seja considerado chocolate. A proposta prevê, ainda, que o teor de cacau deve constar do rótulo. Destacando a importância do projeto, Guilherme Moura, da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau, disse que a iniciativa da parlamentar baiana representa o início de um plano reestruturante para o setor e que aproxima a legislação das demandas do mercado, que já pede mais cacau nos chocolates. O produtor Henrique Almeida, da Associação de Produtores de Cacau da Bahia (APC), reforçou a importância da melhoria da matéria- prima utilizada na fabricação do chocolate e opinou que é preciso que o governo implante uma política pública de incentivo à revitalização da produção cacaueira.

Comente agora
03
Abr
Solidariedade diz já ter mais de 200 mil assinaturas para pedir impeachment
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:27h

O Solidariedade informou nesta quinta-feira, 2, já ter "mais de 200 mil assinaturas só em São Paulo" para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O partido diz acreditar que até o final de maio terá recolhido um milhão de assinaturas. Na ofensiva contra a petista, o partido conta com apoio de grupos como Revoltados Online, Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre, que promoveram os atos contra o governo em 15 de março e preparam novas manifestações para o dia 12 de abril. O partido diz ter embasamento jurídico para pedir o impeachment de Dilma com base em pareceres dos juristas Ives Gandra Martins e Sérgio Ferraz. O Solidariedade alega "crime de responsabilidade por improbidade administrativa".

Comente agora
03
Abr
Sobre especulação da candidatura de Rogério a prefeito de SAJ, vereador rebate: “O deputado é liderado por Humberto”.
Postado por: Samile Macêdo / 00:06h

O projeto de reforma administrativa para o município de Santo Antônio de Jesus proposta do prefeito Humberto Leite (PDT) foi aprovado na Câmara de Vereadores durante a noite da última segunda-feira (30/03) por sete votos a favor, um voto contra e uma abstenção. A aprovação não deixou todos contentes, inclusive um vereador Uberdan Cardoso (PT) disse que os ajustes iriam prejudicar a economia, já o legislador Délcio Mascarenhas (PP) falou que a medida era esdrúxula (ou extravagante) por criar 395 novos cargos, pois iria onerar o município. Nesta quinta-feira (02) o líder do prefeito, o vereador Francisco Damasceno, popular Chico de Dega (PDT) voltou a discorrer sobre o assunto relatando que o grupo de oposição tem o intuito de questionar e tentar levar para a população as informações de outra maneira, mas que o gestor fez uma reforma administrativa equilibrado, visto que levou dois anos para equacionar as finanças de a cidade criar os cargos necessários para a administração pública.

Divisão para novas Secretarias: "Por exemplo, o governo federal cria diversos programas, joga sob os 'lombos' da administração dos municípios, algo que exige uma quantidade maior de pessoas para colocar em prática e os ajustes feitos estão abrigando os servidores que já estão em seus respectivos cargos, visto que quem está exercendo a função de diretor ou secretário será encaixado novamente na estrutura administrativa. O prefeito desmembrou a Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio, Abastecimento e Juventude criando separadamente a Secretaria de Agricultura, depois Indústria e Comércio e a Secretaria de Infraestrutura foi dividida em duas (Serviços Públicos e Obras) avaliando o crescimento do municipal. O administrador tem tido e terá cuidado nas nomeações, designando pessoas competentes para atuar", declarou.

Comparação com a gestão passada: O edil alegou ainda que no governo do ex-prefeito Euvaldo Rosa a Secretaria de Assistência Social tinha poucos cargos, ou seja, não indicava a real situação do departamento, pois havia 200 contratos e agora o atual gestor está trazendo as funções para a realidade administrativa, pois os contratados serão efetivados e nomeados, segundo o vereador, por esta razão houve o aumento no índice de cargos. "Agora o prefeito não terá nenhum contrato diretamente com o servidor, até porque já existia uma proibição do MP (Ministério Público) há muito tempo e o gestor Humberto Leite está obedecendo para que não haja mais nomeações por meio de contratos e os aprovados no concurso estão sendo chamados e habilitados para ocupar suas respectivas funções", disse. O entrevistado explicou também que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte agora será uma secretaria, bem como o setor de Esporte, Cultura e Lazer que agora abrange a Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura separadamente. "O prefeito levou dois anos para se adequar ao contexto e elaborar a reforma. Entendo o papel da oposição, pois ela sobrevive de denúncias e debates, mas graças a Deus, Humberto saiu vitorioso e os ajustes foram feitos com base na análise do orçamento concluindo que tudo está dentro da Lei orçamentária, não houve exageros, mas sim equilíbrios de desigualdades, pois os diretores recebem iguais, independentemente da secretaria que ocupem e estamos avaliando também a possibilidade de criar uma Secretaria de Comunicação", declarou.

Relacionamento do gestor com o deputado Estadual Rogério Andrade:

18 comentários
02
Abr
Dilma diz que não viu nenhum sinal de corrupção na Petrobras
Postado por: Samile Macêdo / 15:07h

A presidenta Dilma Rousseff disse que não viu “sequer um sinal” dos atos de corrupção que ocorriam entre funcionários da Petrobras, representantes de empreiteiras e políticos, em entrevista à agência norte-americana de notícias Bloomberg, divulgada pelo Palácio do Planalto. Dilma afirmou que não são todas as empreiteiras brasileiras que estão envolvidas no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. A presidente também disse acreditar que a Petrobras voltará a receber maior volume de capitais após superar o “processo de descoberta da corrupção”. De acordo com a presidenta, depois que tiver novamente acesso ao mercado de capitais, a Petrobras poderá receber os investimentos de que precisa, já que tem uma “imensa capacidade”. “A Petrobras, inclusive, em alguns momentos, era empresa para a qual todo mundo queria emprestar. A Petrobras vai distribuir dividendos. Ela, neste processo de agora, de descoberta da corrupção, tem condições de passar por isso e superar”. Dilma ressaltou que as “medidas drásticas” que a estatal terá de tomar foram também adotadas internacionalmente por outras empresas que enfrentaram situações similares. Segundo ela, a Petrobras terá, então, “uma gestão muito melhor”, “melhores práticas” e “capacidade de se alavancar novamente”. 

Comente agora
02
Abr
‘Não é panelaço que vai fazer a presidente se intimidar’, defende ministro Edinho do PT
Postado por: Samile Macêdo / 12:08h

O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva – conhecido como Edinho do PT -, afirmou, em entrevista à Folha de S. Paulo desta quinta-feira (2), que “nada intimida a presidente da República”. “Ela já colocou sua integridade física a serviço desse projeto, não é panelaço que vai fazer a presidente Dilma se intimidar”, completou. Recém alçado ao posto, Edinho admitiu que “muitas vezes o governo não consegue fazer chegar à sociedade todas as informações necessárias”. Segundo o ministro, distorções sobre a execução orçamentária da pasta e a distribuição de recursos publicitários, se existirem, devem ser corrigidos. “Os critérios estabelecidos são técnicos e vou segui-los. Sou um ministro que teve uma história de vida vinculada ao PT, mas assumo a Secom para fazer a gestão dos recursos públicos pautado pelos interesses públicos. Pedi um levantamento da composição dos critérios da mídia técnica e, se há distorções, que a gente possa atualizar”, garantiu. (Uol)

Comente agora
02
Abr
Ministro emperra votação sobre doação de campanha há 1 ano
Postado por: Letícia Oliveira / 11:47h

Há exatamente um ano o ministro Gilmar Mendes paralisou a votação no Superior Tribunal Federal (STF) de uma ação que pode proibir doações de empresas para candidatos e partidos políticos. Em 2 de abril de 2014, Mendes pediu vista da ação, procedimento que serve para o juiz analisar melhor a questão em debate antes de proferir seu voto. Essa demora não é algo fora do comum. Embora o regimento do STF dê um prazo de até 30 dias para que um ministro conclua o pedido de vista, não há sanções para o desrespeito da norma – que acaba sendo descumprida rotineiramente. Um estudo da FGV apontou, inclusive, que o tempo médio que os ministros do Supremo levam para concluir análises do tipo é de quase um ano. A demora de Mendes, porém, vem sendo alvo de duras críticas e levou até a criação de um movimento na internet, o #DevolveGilmar. Uma petição online cobrando que o ministro profira seu voto tinha 91 mil assinaturas até a tarde de quarta-feira.

Comente agora
02
Abr
O PT não afasta Vaccari por medo que ele fale tudo, rebate Geddel
Postado por: Letícia Oliveira / 08:30h

O entrave entre governo e oposição se intensificou após a declaração dada pelo presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, para justificar a permanência do tesoureiro da legenda, João Vaccari Neto, acusado de recebimento de propina no esquema de corrupção da Petrobras. Segundo o petista, o DEM, PMDB e PSDB também estariam nas mesmas condições. Diante da declaração, a oposição se rebelou e criticou o posicionamento do presidente petista e as ações da sigla ligadas ao escândalo da Petrobras. A polêmica foi iniciada quando Everaldo Anunciação usou o líder nacional do DEM, senador José Agripino Maia, como exemplo para manter João Vaccari Neto. Investigado pela Operação Lava Jato, ação da Polícia Federal que investiga grande esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras e políticos do país, Vaccari atua como tesoureiro do PT.

Comente agora
02
Abr
João Leão toma chá de sumiço depois de ser investigado pela Operação Lava Jato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:02h

Anda chamando a atenção de muita gente o verdadeiro chá de sumiço tomado pelo vice-governador da Bahia, João Leão (PP), após dizer que estava "cagando e andando" para a Operação Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobras.  Leão é investigado por formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo o doleiro Alberto Youssef, quando era deputado federal, o pepista recebia repasses mensais entre R$ 30 mil e R$ 150 mil da "cota" do PP no esquema que atuava dentro da estatal. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, desde que reagiu à citação do seu nome afirmando que estava "cagando e andando", o vice-governador não participou de nenhum ato público ao lado do governador Rui Costa (PT). "O 'sumiço' contrasta com a até então atuação ativa do vice, que também é secretário de Planejamento da Bahia. Até a divulgação da lista, ele participou de 18 eventos públicos do governo, incluindo inaugurações em pelo menos sete cidades do interior", diz a reportagem. Ainda de acordo com a publicação, João Leão deixou até de exercer a função de articulador político do governo baiano em Brasília, mas, em compensação, não diminuiu sua influência junto à administração estadual e junto ao chefe do Poder Executivo. (Metro1)

Comente agora
01
Abr
Após aumento de verba, deputados da BA podem 'custar' até R$ 155 mil
Postado por: Samile Macêdo / 17:19h

Após o aumento de 18% na verba de gabinete dos deputados estaduais da Bahia, cada parlamentar pode "custar" até R$ 155 mil aos cofres públicos. O reajuste de R$ 78 mil para R$ 92 mil por mês foi aprovado durante sessão realizada na terça-feira (31), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com 54 votos a favor e 1 contra. O aumento entrou em vigor nesta quarta-feira (1º). A verba é destinada para custear despesas com os salários dos assessores parlamentares. Cada deputado pode contratar no mínimo dez e no máximo 30 funcionários por gabinete. Além dos R$ 92 mil, o parlamentar também pode gastar até R$ 38 mil com a verba indenizatória, que se refere a despesas com material de escritório, contratação de consultoria, locação de imóveis e de veículos. Os valores da verba de gabinete e indenizatória, somados ao salário de R$ 25.322,25 - que passou a vigorar em fevereiro deste ano depois aumento de mais de R$ 5 mil, aprovado em dezembro de 2014 - totaliza aproximadamente R$ 155 mil por cada deputado. O parlamentar da ALBA também tem direito a utilizar o valor referente a mil litros de combustível por mês que, em média, equivale a cerca de R$ 3,5 mil. 

Comente agora
01
Abr
Bolsonaro solta fogos em Brasília para comemorar aniversário do golpe militar
Postado por: Samile Macêdo / 16:32h

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) reuniu a família e um grupo escasso de 10 pessoas em frente ao Ministério da Defesa, em Brasília, nesta terça-feira (1º), para lembrar os 51 anos do golpe militar, que faz aniversário essa semana. A perfomance, com direito a salva de fogos, reuniu o filho, o também deputado federal Eduardo (PSC), e o deputado estadual Flávio (PP). (Metro1)

Comente agora
01
Abr
TRE inocenta Daniel Almeida por supostas irregularidades cometidas nas eleições
Postado por: Samile Macêdo / 15:24h

O pedido de arquivamento, por falta de provas, do processo movido pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) contra o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), por supostas ilegalidades durante as eleições, foi publicado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) no Diário Oficial desta segunda-feira (30). O parlamentar foi considerado inocente. Segundo o relator do processo, Cláudio Cesare, as provas testemunhais colhidas não comprovaram nenhuma ilegalidade, "conforme reconhecido em sede de alegações finais pelo próprio Ministério Público Eleitoral". "Sempre me pautei pela ética. Fiz minha campanha dentro dos parâmetros legais e nunca deixei de confiar na Justiça", disse o deputado em nota enviada à imprensa. "O promotor de Irecê fez uma denúncia desprovida de qualquer embasamento e passou a ter um caráter calunioso", afirmou Daniel. Ele cogita a possibilidade de ir à Justiça para pedir 'reparação' aos danos causados à sua imagem. (Metro1)

Comente agora
01
Abr
Demóstenes diz que ACM Neto financiou Caiado e prometeu secretaria de Saúde em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 12:27h

No mesmo artigo em que faz duras críticas ao senador Ronaldo Caiado (DEM), o procurador de Justiça Demóstenes Torres afirmou que o prefeito ACM Neto (DEM) financiou a campanha do líder do DEM no Senado e prometeu a ele um cargo como secretário de Saúde em Salvador. Na última eleição, Caiado se candidatou ao Senado pelo estado de Goiás e foi eleito com mais de 1,2 milhão de votos. "Seguirá as ordens de seu chefe político ACM Neto, que financiou sua última campanha em Goiás e que lhe assegurou, caso perdesse a eleição, o confortável posto de secretário de saúde em Salvador, em cuja região Caiado costuma passar suas férias às expensas da empresa OAS", afirmou o ex-senador em artigo publicado pelo jornal 'Diário da Manhã', de Goiânia, nesta terça-feira (31).

Comente agora
01
Abr
Câmara aprova pena maior para uso de explosivos em assaltos a bancos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:56h

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta que aumenta a pena pelo uso de explosivos no furto qualificado. A ideia é coibir as explosões de caixas automáticos em bancos. A matéria deve ser votada ainda pelo Senado. A pena atual para o furto simples é dereclusão de 1 a 4 anos e multa. O texto aprovado em Plenário (uma emenda ao Projeto de Lei 3481/12) eleva essa pena para 3 a 8 anos de reclusão em caso de uso de explosivos. O autor do projeto original é o deputado Alexandre Leite (DEM-SP). Nas votações em Plenário, inicialmente foi aprovado o aumento da pena atual em 2/3 por meio de um substitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Entretanto, nova votação de uma emenda do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) elevou a pena para 3 a 8 anos de reclusão. Leitão relatou em Plenário o projeto em nome da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comente agora
01
Abr
Prisco volta a defender desmilitarização da Polícia Militar
Postado por: Letícia Oliveira / 11:21h
Um dia após conseguir no Supremo Tribunal Federal (STF) sua liberdade plena, o deputado estadual Marco Prisco (PSDB) voltou a defender a desmilitarização da polícia militar. Em entrevista ao programa Bahia no Ar, da Record Bahia, o deputado estadual disse que o governo deve sair da hipocrisia e pôr nas ruas uma polícia cidadã. Na visão dele, ainda há resquícios do regime militar no país. Ele avalia o Código Penal Militar brasileiro como um ato do AI5. "O governo tem que sair da hipocrisia, da demagogia, e colocar uma polícia cidadã. A nossa formação tem que ser mais acadêmica, depois de 50 anos do golpe da Ditadura Militar, não cabe mais manter esses resquícios que são os policiais militar. O Código Penal Militar ainda é um ato do AI-5, aquele que o Brasil não quer mais viver", afirmou, ao Bahia no Ar.
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com