As comentadas


Bom dia , Sábado, 20/12/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

19
Out
Petrolão abasteceu campanha de Dilma em 2010, afirma doleiro
Postado por: Anacley Souza / 09:14h

Antes de qualquer coisa, fique registrado que a presidente Dilma Rousseff dá como verdade o que Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, vem revelando à Justiça em seu processo de delação premiada. Também estejamos todos de acordo que a presidente aceita como verdadeiras as notícias publicadas pela imprensa sobre o escândalo do petrolão. Foi com base no que leu sobre um depoimento de Paulo Roberto Costa no UOL, o site noticioso da Folha de S.Paulo, que ela fez a seguinte afirmação diante de milhões de brasileiros que assistiam pelo SBT ao seu debate com Aécio Neves na semana passada: “Candidato, há pouco saiu no UOL o seguinte: que o ex-diretor da Petrobras afirmou ao Ministério Público Federal que o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra recebeu propina para esvaziar uma CPI da Petrobras... Por isso é que eu digo, candidato, quando a gente verifica que o PSDB recebeu propina... O que importa, candidato? Importa investigar”. Agora, leiamos o que Aécio Neves afirmou no mesmo debate sobre o mesmo escândalo com base nas mesmas fontes que Dilma Rousseff usou: “Por que o seu partido impediu que o senhor Vaccari (João Vaccari Neto, tesoureiro do PT) fosse à CPI depor? Ele é responsável por transferir recursos para a sua campanha... pelo menos 4 milhões de reais foram transferidos, com a assinatura do senhor Vaccari,... para sua conta de campanha. Vamos investigar logo”. (Revista Veja)

Comente agora
18
Out
Guerra nos redutos eleitorais: Aécio visita a Bahia e Dilma vai ao Sul
Postado por: Samile Macêdo / 22:34h

Num dia, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), se enfrentam em um debate tenso e com trocas de acusações pela TV. No outro, o presidenciável tucano desembarca em Salvador, em busca de votos no estado que é um dos mais importantes redutos de Dilma, enquanto a petista vai ao Paraná e Santa Catarina, territórios dominados pelo adversário. Na Bahia, onde Aécio teve 18,27% dos votos válidos no primeiro turno, contra 61,44% de Dilma, o candidato do PSDB mira nos 18,38% dados pelos baianos a Marina Silva (PSB). Mas, ganhar o eleitorado marineiro é apenas parte de sua estratégia para crescer no Nordeste e reduzir a vantagem que a petista tem na região. O restante da tática combina corpo a corpo junto a lideranças com popularidade e discurso preparado para atrair a simpatia dos baianos. (Correio)

Comente agora
18
Out
Lula acusa Aécio de faltar respeito com Dilma: "Comportamento de filhinho do papai"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:16h

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi a um comício neste sábado (18), em apoio à candidata petista a presidente da República, Dilma Rousseff, em Belo Horizonte. Acompanhado de Fernando Pimentel, governador eleito de Minas Gerais, Lula criticou o jeito como o candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, tem, segundo ele, tratado Dilma. "Nunca vi um cidadão faltar com o respeito com a presidente como nosso opositor. Pega uma palavra minha chamando o adversário de mentiroso. Não é o comportamento de um candidato. É o comportamento daqueles filhinhos de papai que acham que os outros têm que fazer tudo para eles. Não sei se (Aécio) teria coragem de ser tão grosseiro se o adversário dele fosse um homem", disparou. "Meu negócio com mulher é partir para cima agredindo porque aí a coisa pega mais" , completou o ex-presidente, ironizando como se a fala fosse do próprio Aécio. Lula comentou também sobre o episódio que foi abordado no último debate, no SBT, sobre a Lei Seca, no qual o tucano admitiu que se negou a assoprar o bafômetro numa blitz. "Quando a Dilma perguntou do bafômetro, ele disse que não tinha carteira. O bafômetro não é para medir se tem carteira ou não. Bafômetro não cheira carteira de motorista. Cheira álcool", disse. (Metro1)

Comente agora
18
Out
Pela primeira vez, Dilma admite desvio na Petrobras e promete ressarcir o País
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:10h

A presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, admitiu neste sábado (18) que houve, de fato, desvio de recursos públicos da Petrobras. A petista disse que tomará todas as medidas para ressacir o País. "Agora ninguém sabe hoje ainda o que deve ser ressarcido. A chamada delação premiada, onde tem todos os dados mais importantes, não foi entregue a nós. Eu até pedi, como vocês sabem. Pedi tanto para o Ministério Público quanto para o ministro do Supremo [Tribunal Federal]. Ambos disseram que ainda estava sob sigilo. Agora ressarcir, eu farei todo o meu possível para ressarcir o país. Se houve desvio de DINHEIRO publico, nós queremos ele de volta. Se houve [desvio], não. Houve, viu", declarou a presidente.

Um comentário
18
Out
Geddel ironiza Manno no Twitter e diz que gosta da música de Tuca Fernandes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:20h

Em campanha por Aécio Neves (PSDB) na Bahia, Geddel Vieira Lima (PMDB) utilizou o Twitter para responder às críticas de Manno Góes, que o chamou de “rato”. O ex-ministro ironizou a situação e disse que vai "atribuir a raiva e agressividade do Mano Góis [sic] contra mim, ao fato de eu gostar da música de Tuca Fernandes, também comigo no apoio a Aécio". Tuca e Manno se desentendem desde que o vocalista saiu da banda Jammil & Uma Noites. (BN)

Comente agora
18
Out
TSE proíbe PT de usar caso do aeroporto de Cláudio em propaganda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:15h

O ministro do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) Tarcísio Carvalho, em decisão liminar (provisória), determinou que o PT não faça mais referência ao aeroporto de Cláudio (MG) nas propagandas eleitorais de rádio e TV. O aeroporto foi construído durante a gestão no governo mineiro de Aécio Neves, rival da presidente Dilma Rousseff no segundo turno. . Segundo reportagens do jornal "Folha de S.Paulo" de julho, o aeroporto foi construído em área que pertencia ao tio de Aécio. Ainda segundo o jornal, o aeroporto fica perto de uma fazenda da família de Aécio. À época, o candidato se manifestou dizendo que a área pertencente ao tio foi desapropriada e que a construção do aeroporto fazia parte de um projeto do governo de Minas para levar aeroportos para o interior. Na decisão de proibir a menção ao caso, o ministro Carvalho disse que usou como base entendimento do TSE, tomado nesta semana, de que as propagandas eleitorais gratuitas em cadeia nacional de rádio e TV não podem servir para "atacar" candidato adversário, mas sim para debater propostas.

Comente agora
18
Out
Jaques Wagner evita falar sobre possível nomeação a ministério caso Dilma vença eleição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:11h
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), recusou-se a comentar a possibilidade de assumir um ministério em um eventual segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. "Não converso disso. Vocês de São Paulo conhecem bem essa história. Sentar na cadeira antes do final da eleição não dá sorte. Então vamos ganhar a eleição e depois a gente conversa sobre o resto", afirmou, durante evento com lideranças petistas no Centro de Tradições Nordestinas, na zona norte de São Paulo. O governador baiano, que elegeu seu sucessor no Estado, Rui Costa, no primeiro turno, vem sendo cotado para assumir um ministério caso Dilma seja reeleita. As expectativas giram em torno da Casa Civil. "Eu vim trazer o abraço dos baianos, dos que nos deram a vitória, e ajudar nesse sentido de transmitir energia positiva. Vim trazer a empolgação baiana", acrescentou, ao lado do governador eleito no Piauí, Wellington Dias (PT). "O segundo turno é uma nova eleição. Acreditamos na independência do eleitor de São Paulo. São Paulo tem uma nação nordestina aqui dentro." (BN)
Comente agora
18
Out
Bernardinho pode assumir Ministério do Esporte caso Aécio seja eleito, diz colunista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:05h

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, já prepara sua lista de ministros, caso seja eleito. Segundo a coluna Radar on-line, de Lauro Jardim, na Veja, o tucano quer na sua equipe o  seu braço direito e ex-governador de Minas, o senador Antonio Anastasia para ocupar o Ministério da Infraestrutura, que reuniria as atuais pastas da Cidade, Transportes, Portos, Integração Nacional e Minas e Energia.
O técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho iria para os Esportes e José Serra para o governo, provavelmente para o Itamaraty. Por enquanto, o único nome certo é do economista Armínio Fraga, que ficaria como Ministro da Fazenda.

Comente agora
18
Out
Prefeito de Vitória da Conquista diz que demitirá quem cancelou suposto show de Fafá
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:04h

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes de Andrade (PT), está indignado com a declaração da cantora Fafá de Belém, que afirma ter sido excluída da grade do Natal do município por ter declarado o seu apoio ao candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves. Neste sábado (18) ele lamentou o fato e afirmou que caso seja provada a ação, ele demitirá o suposto autor do seu governo. “Eu não sabia, porque quem trata de contratações é a Secretaria de Cultura discutindo comigo e a nossa exigência é a qualidade. Eu nunca perguntei, que seria inclusive ridículo, em quem ou a quem vota ou deixa de votar. É estupidez de quem inventou isso e se alguém provar que uma pessoa dentro do governo colocou isso como condição para contratar hoje mesmo eu tiro do governo”, disse Menezes. Informações do Blog do Anderson.

Comente agora
18
Out
Debate presidencial: no domingo, Aécio e Dilma confrontam ideias na Record
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:58h

O terceiro debate presidencial do segundo turno desta eleição será no próximo domingo (19), na TV Record. O candidato pelo PSDB Aécio Neves e a candidata pelo PT Dilma Rousseff já confirmaram presença no evento. O debate começa às 21h (horário de Salvador). Os posulates já se encontraram nos debate da Band e SBT. O último será na próxima sexta-feira (24), na TV Globo.

Um comentário
18
Out
Solitário, homem protesta contra Dilma Rousseff em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 17:22h

Um protesto solitário chamou a atenção dos motoristas que passavam pela região do Iguatemi, na tarde desta sexta-feira (17). Segurando cartazes com xingamentos e críticas à presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, o homem que usava máscara, lançou mão de eufemismo para falar sobre os desvios de verbas ocorridos na Petrobras e cujo percentual de contratos foi direcionado a partidos como PMDB, PT, PP e PSDB, segundo denúncia do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa.Com humor, ele trouxe frases como ‘se Dilma ganhar eu dou a minha bunda’. Outros, porém, sem graça alguma, como ‘pena de morte para a bandida Dilma’.Independentemente do voto dos motoristas que passavam pela região do Iguatemi, o protesto serviu para distrair e acalmar os mais agoniados com o engarrafamento que tem sido frequente por causa das obras que estão sendo tocadas pela prefeitura no local. (Bocão News)

Comente agora
18
Out
Mal-estar faz Dilma adiar compromissos no Rio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:26h

Depois de ter sofrido um mal súbito na última quinta-feira à noite, após o debate com o tucano Aécio Neves, no SBT, a presidente Dilma Rousseff preferiu adiar os compromissos previstos para hoje, no Rio de Janeiro, para descansar um pouco. Apesar do adiamento da viagem ao Rio para o final da manhã de segunda-feira, a presidente agendou para hoje gravações de programas eleitorais de rádio e TV, uma entrevista coletiva, além de reuniões para se preparar para o debate na TV Record, às 22 horas de domingo. Dilma desembarcou em Brasília no final da tarde de ontem, depois de cumprir uma intensa agenda de campanha entre Florianópolis e Curitiba. De acordo com auxiliares diretos, a presidente chegou muito bem humorada e se disse "surpresa" com notícias divulgadas na imprensa de que teria cancelado sua agenda no Rio por recomendação médica. "Se fosse isso, teria me poupado desta agenda pesada que tive em Santa Catarina e Paraná", ironizou ela, segundo assessores.

Comente agora
18
Out
Candidatos com registro negado somam quase 3 milhões de votos
Postado por: Anacley Souza / 15:26h

No primeiro turno das eleições deste ano mais de 2,8 milhões de votos foram dados a 680 candidatos que concorreram com o registro de candidatura negado. A maioria (404) concorreu a uma vaga de deputado estadual, 253 tentaram vaga para deputado federal, 15 para deputado distrital, cinco para senador e três para governador. Eles aguardam decisão da Justiça Eleitoral sobre os recursos apresentados para saber se conseguiram o número de votos suficientes para assumir a vaga. Segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas o estado do Tocantins não conta com candidatos nesta situação. O Rio de Janeiro lidera o número de barrados, com 274 candidatos, 40,23% do total; São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, ficou em segundo lugar, com 163 candidatos com registro negado, 23,93%. Além de problemas com a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), os candidatos estão nessa situação por quitação eleitoral, indispensável para que um cidadão possa ser votado.

Comente agora
18
Out
Lula diz que Aécio denuncia corrupção os outros mas ‘esconde o próprio rabo’
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:22h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em ato pró reeleição de Dilma Rousseff (PT), afirmou que os eleitores brasileiros, às vezes, cometem equívocos ao eleger um presidente da República, se referindo à eleição de Fernando Collor em 1989. "Esse País muitas vezes comete equívoco. Em 1989, o País estava com medo de mim, mas também de Ulysses Guimarães, do Brizola, Mario Covas. E esse medo era muitas vezes instigado pela imprensa. E no fim, o povo escolheu Collor, presidente da República, dizendo que era o novo. E vocês sabem o que aconteceu. Eu era muito radical na época, nem a barba aparava, fiquei ofendido, mas ficar com medo de Ulysses, Brizola, que tinham história?", questionou. Lula avaliou que a história se repete nestas eleições. "A imprensa brasileira está nas mãos da elite e não admite que nenhum governante olhe para as pessoas mais pobres", disse. Lula também comentou que quando o presidenciável Aécio Neves (PSDB) fala em "mar de lama" à Dilma são as mesmas palavras que Carlos Lacerda utilizava contra Getúlio Vargas. "Só que ele se esqueceu que seu avô (Tancredo Neves) trabalhou no governo de Vargas e foi primeiro-ministro de João Goulart. Aécio faz como UDN: sabe fazer denúncias de corrupção dos outros e esconde o seu rabo para ninguém saber", declarou, reiterando que Dilma está "tirando o tapete da sala", vendo quem está fazendo coisas certas e erradas em seu governo, investigando e punindo os responsáveis. Depois, Lula engatou uma série de ataques pessoais contra o presidenciável tucano.

Comente agora
18
Out
Aécio Neves afirma que vai à Justiça processar Dilma Rousseff por injúria e difamação
Postado por: Anacley Souza / 15:12h

O candidato do PSDB à presidência da república, Aécio Neves, irá processar sua adversária Dilma Rousseff (PT) por “injúria e difamação”, segundo informou a assessoria do tucano.A razão que levou Aécio a decidir processar Dilma foi o mais novo comercial da petista, que foi ao ar neste sábado (18). Trata-se de uma peça de 30 segundos no qual um locutor diz que “Aécio tem mostrado dificuldades em respeitar as mulheres”, com cenas de Aécio falando de forma dura contra Luciana Genro (PSOL) e contra a própria petista, e termina perguntando se “você acha que um candidato a presidente pode agir desta maneira?''. A campanha tucana entrará no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para requerer a retirada do comercial do ar. Informações do UOL.

Comente agora
18
Out
Prefeitura confirma que irmão de Dilma foi assessor em Belo Horizonte
Postado por: Anacley Souza / 14:34h

A prefeitura de Belo Horizonte confirmou na sexta-feira (17) que o irmão da presidente Dilma Rousseff (PT), Igor Rousseff trabalhou na administração municipal, mas não quis comentar a assiduidade dele enquanto exercia os cargos. O presidenciável Aécio Neves (PSDB) citou no debate promovido pelo SBT/UOL/Jovem Pan, que o irmão de Dilma teria sido contratado pelo correligionário da presidente e governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), na sua gestão na prefeitura, onde teria recebido salário sem trabalhar, dando a entender que ele seria um “funcionário-fantasma”, como é mencionado pelo site do tucano. Conforme dados da prefeitura em contato com a Agência Estado, Igor foi nomeado para cargo em comissão de assessor especial do gabinete do então prefeito Pimentel, no dia 20 de setembro de 2003. No dia 30 de dezembro de 2004, o Diário Oficial do Município publicou sua dispensa do cargo a partir de 1º de janeiro de 2005. Exerceu essa atividade, portanto, por um ano e três meses. Ainda de acordo com a prefeitura, em 1º de março de 2005, o irmão de Dilma assumiu o cargo de assessor especial da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação. A publicação foi feita no Diário Oficial do Município no dia 10 de março. E no dia 31 de dezembro de 2008, o Diário Oficial do Município publicou sua exoneração a partir do dia 1º de janeiro de 2009. Nessa atividade, Igor exerceu o posto por três anos e 10 meses. Questionado sobre a assiduidade de Igor enquanto esteve na prefeitura, a prefeitura informou que não iria se pronunciar sobre a questão.

Comente agora
18
Out
Dilma pode anunciar novo ministro da Fazenda para acalmar mercado, diz jornal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:50h

A presidente Dilma Rousseff pode anunciar nos últimos dias sua campanha de reeleição a decisão de mudanças em sua equipe econômica em um eventual segundo mandato, segundo reportagem publicada neste sábado pelo jornal O Globo. O anúncio teria como objetivo acalmar o mercado financeiro e dar um apoio extra no final da disputa eleitoral. A proposta é defendida por parte dos integrantes de sua campanha, mas, também há a vertente que acha melhor esperar o resultado das eleições para um posicionamento. Nos bastidores, correm as especulações sobre quem irá ocupar a vaga do atual ministro da Fazenda, Guido Mantega. Um dos mais cotados é o ex-secretário executivo do próprio Mantega, Nelson Barbosa, que nega a indicação, mas em conversas reservadas já estaria falando como futuro ministro de Dilma. Barbosa contra com o apoio do ex-presidente Lula, tem bom trânsito no setor público e é bem visto pelo mercado financeiro. Entretato, outros nomes também correm por fora. Barbosa conta com o apoio do ex-presidente Lula, tem bom trânsito no setor público e é bem visto pelo mercado financeiro.

Comente agora
18
Out
Multidão grita “Fora PT” em ato de oposição no Pelourinho; Assista ao vídeo
Postado por: Samile Macêdo / 10:26h

O prefeito ACM Neto (DEM) divulgou em sua página no Facebook um vídeo que foi gravado durante a passagem do candidato tucano à presidência da República, Aécio Neves, pela capital baiana na tarde desta sexta-feira (17). Nas filmagens, em meio ao encerramento do discurso do prefeito, uma multidão grita a frase “Fora PT”. ACM Neto aproveitou a situação para exaltar o “desejo do povo”, segundo ele. “Vejam como Salvador clama por mudança! Estamos juntos por um futuro melhor para o Brasil!”, disse na rede social. (Política Livre)

Veja o vídeo:

Comente agora
18
Out
"Eles já entram na fase final derrotados", diz Aécio
Postado por: Anacley Souza / 10:22h

Com um posicionamento de que apenas tem se defendido dos ataques da campanha da presidente Dilma Rousseff, o candidato presidencial do PSDB, Aécio Neves, considera que o PT chega nessa reta final "derrotado". De passagem por Campina Grande (PB) na noite de ontem Aécio Neves conversou com o Broadcast Político sobre o clima de "pancadaria" que passou a ser o foco central das campanhas na reta final das eleições presidenciais. "Eles acham que desconstruindo o adversário, eles ganham. Isso a meu ver reflete uma derrota prévia. Eles já entram na fase final derrotados, independente do resultado eleitoral, porque na campanha eleitoral você não pode pensar só no número de votos, mas na postura, na compostura", afirmou. A ideia, segundo ele, será a de não deixar nenhum ataque sem resposta nos últimos dias da eleição que se encerra no próximo domingo (26). " Quem começou atacando, e não é de hoje, é ela. Veja a campanha que eles fazem. A nossa campanha não tem ataques pessoais. Agora não vamos ouvir calados. Vou tentar fazer uma campanha propositiva até o final, mas vamos rebater à altura todas as infâmias, calúnias e ofensas". O tucano também falou sobre o último debate realizado pelo SBT em que predominou trocas de ataques entre ele e Dilma, passando até para familiares.

Comente agora
18
Out
Fafá de Belém acusa prefeito petista de Vitória da Conquista de cancelar show após apoio a Aécio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:56h

A cantora Fafá de Belém entrou de cabeça na campanha de Aécio Neves e isso parece estar causando problemas comercias para a artista paraense. Fafá relatou em sua conta oficial no Instagram que após aparecer no programa eleitoral pedindo votos para o tucano, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, do PT, cancelou a apresentação que faria na cidade no dia 22 de dezembro: “Essa eh a DEMOCRACIA sob o olhar de alguns!!! Pode cancelar, Sr Prefeito mas MINHA VOZ VC NAO PODE CALAR!!! AECIO 45 !”, finalizou a artista. O show faria parte da programação de Natal da cidade. Ao Blog do Anderson, a prefeitura informou que “a cantora Fafá de Belém não estava contratada para nenhum show pela Prefeitura”. (Holofote)

Comente agora
18
Out
“Quero ser lembrado como o presidente do Nordeste Brasileiro”, fala Aécio em campanha na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 08:02h

“Quero ser lembrado como o presidente do Nordeste Brasileiro”, afirmou o candidato à Presidência da República, Aécio Neves, para milhares de pessoas que lotaram o Largo do Pelourinho, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (17). Depois de sair da Praça Castro Alves e percorrer o Centro Histórico, em carro aberto, ao lado do prefeito ACM Neto e lideranças políticas baianas, acompanhado por uma multidão, Aécio fez questão de manifestar publicamente a sua determinação de, no caso de eleito, reduzir as desigualdades regionais dando como exemplo seu compromisso com o Nordeste. “Nosso projeto é diminuir essas vergonhosas desigualdades regionais que nos separam. Vamos tomar medidas para superar definitivamente a pobreza no País”, assinalou Aécio, sob os brados de seu nome e de “fora PT”, gritados pelos milhares de presentes. “Escolhi o Pelourinho para falar a toda nação que o Brasil é negro, pardo, índio e branco. É de todos os brasileiros. Não aceita esse discurso de nos dividir ao meio. Unidos vamos encontrar o caminho do progresso e da justiça social”. O candidato tucano foi veemente ao ressaltar que será parceiro da Bahia, independentemente do partido que esteja governando o estado. “Darei o exemplo àqueles que não agem de forma republicana. Vamos libertar o Brasil de um grupo político que tomou o poder e não quer mais sair”, disse, destacando que a adversária petista não tem limites para mentir e não faz o jogo da boa política. “No chão sagrado da Bahia, digo que, a cada calúnia e mentira lançada sobre mim, vou reagir com 10 verdades sobre eles”. Anfitrião da festa cívica verde, amarela e azul no Pelourinho, o prefeito ACM Neto reiterou que o Brasil não se divide. “Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, o Brasil é um só”. Ele lembrou que o discurso petista de intimidação e ameaças foi derrota com sua vitória na eleição municipal de 2012. “No próximo dia 26, o resultado será o mesmo de 2012″, asseverou confiante. (Portal Política Livre)

Comente agora
18
Out
Acusações de Aécio e Dilma voltam no horário eleitoral
Postado por: Anacley Souza / 07:22h

Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) voltaram a usar no horário eleitoral trechos do debate acalorado promovido na quinta-feira, 16, pelo SBT, UOL e Rádio Jovem Pan. A propaganda do tucano acusou a adversária de fazer a campanha "mais baixa" da história recente do País e, no dia em que a candidata derrotada Marina Silva (PSB) apareceu publicamente ao lado de Aécio, o programa do PT se adiantou tentando neutralizar a aliança mostrando trechos de confrontos na TV entre Marina e seu novo aliado. A campanha do PSDB começou afirmando que o sentimento de mudança registrado nas urnas "assustam" o PT. Prova disso, segundo a propaganda, seria a manipulação de informações sobre o candidato. O apresentador reforçou a tese de que Aécio seria "agredido" pela petista enquanto "cidadão" e que todos os brasileiros que pedem tal "mudança" também seriam automaticamente atingidos pela mesma agressão. "A esperança sempre vence o medo", disse o apresentador, que na sequência emendou: "Aécio é o Brasil sem medo do PT". A propaganda de Aécio não exibiu as cenas do encontro desta manhã com Marina Silva, mas aproveitou momentos do debate de ontem onde ele aparece chamando a adversária de "mentirosa", abordando o escândalo de corrupção na Petrobras e o emprego do irmão de Dilma, Igor Rousseff, na Prefeitura de Belo Horizonte.

Comente agora
17
Out
Ex-secretário de comunicação do estado esteve em S. A. de Jesus para agradecer os votos no município
Postado por: Samile Macêdo / 21:43h

O ex-secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, membro do Partido dos Trabalhadores (PT), se candidatou nas eleições deste ano, a deputado federal no Estado da Bahia. Não foi eleito, mas obteve no total 64.265 votos e se sente agradecido pela contribuição do povo santoantoniense pela sua campanha. Robinson esteve presente em um almoço promovido pelo diretor da Andaiá FM, Fernando Henrique Chagas em Santo Antônio de Jesus com empresários, correligionários, sociedade organizada e imprensa que aplaudiram e o elogiaram pela empreitada, “fico muito agradecido a todo o povo baiano, pois quem me deu um voto, confiou em mim, na minha história e pelo que represento como candidato”, relata. Segundo Robinson, o segundo turno das eleições para Presidência do Brasil está sendo muito disputado “A disputa mais acirrada dos últimos anos”, declara. O entrevistado afirma seu apoio à candidata a reeleição Dilma Rousseff, “acredito que a presidenta, possui mais experiência e conhecimento sobre o Brasil, governou por quatro anos e aperfeiçoou projetos como Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, objetivos que resultaram em benefícios para a população. O partido de Aécio governou durante o período do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e mostrou avanços econômicos para o Brasil, mas poucos projetos sociais que ajudassem o povo, portanto a população brasileira se depara com uma grande e importante escolha”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Samile Macêdo
Comente agora
17
Out
Globo proíbe campanha de Dilma de usar reportagem sobre fome
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:19h
A pedido da Rede Globo, o Facebook determinou na quinta-feira (16) a retirada de um vídeo publicado pela campanha da candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), com uma reportagem do Jornal Nacional. A emissora reivindicou direitos autorais sobre a reportagem, argumentando que a matéria só poderia ter sido publicada mediante autorização da Globo. Entretanto, o vídeo ainda pode ser acessado no site do PT e em outras redes sociais. A reportagem fez parte de uma série especial exibida pelo Jornal Nacional sobre a fome no Brasil. Ela foi transmitida em 2002, no último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso. Na publicação, a campanha petista exaltava a saída do país do mapa da fome, anunciada pela ONU em setembro de 2014. (Metro1)
Comente agora
17
Out
Em protesto, grupo invade Câmara e interrompe sessão em Muquém do São Francisco
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:05h

Um grupo de moradores de Muquém do São Francisco, a cerca de 700 km de Salvador, invadiram a Câmara de Vereadores da cidade, interrompendo uma sessão. Segundo a Polícia Militar da cidade, o clima ficou tenso e alguns vereadores chegaram a se esconder nos fundos do prédio com medo. Apesar da tensão, o caso não chegou a ser registrado na delegacia local e não houve agressões. Alguns manifestantes, que seriam em sua maioria professores, chegaram antes da sessão. Eles exigiam a votação de uma suplementação de verbas para a prefeitura, que segundo eles estaria sendo travada como chantagem política. Diante da recusa, um grupo invadiu o local e começou a derrubar e até quebrar mesas e cadeiras, bebedouros e até portas de vidro. A PM foi chamada para conter o protesto e chegou a usar spray de pimenta nos manifestantes. A reportagem do Correio24horas não conseguiu contato com o presidente da Casa, vereador Gaspar Sena, para comentar o ocorrido. (Correio)

Comente agora
17
Out
Pesquisa ISTOÉ/Sensus mostra o candidato tucano com 56,4% das intenções de voto e a petista com 43,6%
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:11h

Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada entre a terça-feira 14 e a sexta-feira 17 mostra a consolidação da liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff no segundo turno da sucessão presidencial. De acordo com o levantamento, o tucano soma 56,4% dos votos válidos, contra 43,6% da presidenta. Uma diferença de 12,8 pontos percentuais, que representa cerca de 19,5 milhões de votos. Se fossem considerados os votos totais, Aécio teria 49,7%; Dilma, 38,4%; e 12% dos eleitores ainda se manifestam indecisos ou dispostos a votar em branco. A pesquisa indica que nessa reta final da disputa os dois candidatos já são bastante conhecidos pelos eleitores. O índice de conhecimento de Dilma é de 94,4% e de Aécio, de 93,3%. “Com os candidatos mais conhecidos, a tendência é a de que o voto fique mais consolidado”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. O levantamento, que ouviu 2.000 eleitores de 24 Estados, revela também a liderança de Aécio Neves quando não é apresentado ao eleitor nenhum candidato. Trata-se da chamada resposta espontânea. Nesse quesito, o tucano foi citado por 48,7% dos entrevistados e a petista, que governa o País desde janeiro de 2011, por 37,8%.

Comente agora
17
Out
Na Bahia, Aécio diz que acha 'triste' ver campanha buscar 'desconstrução'
Postado por: Anacley Souza / 17:11h

O candidato do PSDB a Presidência da República, Aécio Neves, afirmou nesta sexta-feira (17), em entrevista coletiva em Salvador, que acha "triste" ver busca por 'desconstrução' de candidatos durante a campanha eleitoral. O presidenciável falou com a imprensa no aeroporto da capital baiana antes de participar de carreata no centro da cidade. "É triste numa democracia, na maturidade da brasileira, nós vermos uma campanha que, em vez de propor o futuro para os brasileiros, busca desconstrução daqueles que ousam enfrentá-los", disse Aécio, fazendo referência ao debate desta quinta-feira (16) entre ele a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff. “O debate, ele existe para que as propostas possam ser expostas e o eleitor possa comparar para tomar sua decisão. Eu estou pronto para debater o Brasil do futuro. Lamentavelmente, a minha adversária optou por debater o passado, focar - não sei se por uma orientação estratégica ou do seu marqueteiro - a campanha em ofensas, em denúncias, essas que vocês estão vendo nas redes", declarou o candidato tucano. O debate desta quinta foi marcado por troca de agressões verbais entre Dilma e Aécio. O presidenciável tucano disse em várias passagens que Dilma "mente". "Quem mente é o senhor", respondia a presidente. Nas considerações finais do debate, Aécio voltou a criticar a campanha da petista. "Não é possível que numa eleição dessa importância tenha sido perdido tanto tempo em tantas ofensas." (G1)

Um comentário
17
Out
Em Salvador, Aécio agradece apoio de políticas e promete investimentos educação e segurança pública
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:34h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, chegou em Salvador para uma caminhada nesta sexta-feira (17) em Salvador, na Praça Castro Alves. Antes do evento, ao desembarcar, o tucano se reuniu com forças políticas da capital reiterou que irá investir em segurança pública e educação. "A nossa meta é criar condições para que a educação no Nordeste alcance a qualidade da média nacional no prazo de oito anos. No mesmo período, pretendemos reduzir os índices regionais de violência em 30%", afirmou Aécio. Ele agradeceu ao apoio de ACM Neto, do ex-governador Paulo Souto, dos presidentes estaduais José Carlos Aleluia (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB), do deputado federal Antonio Imbassahy e de outras lideranças. O senador mineiro também agradeceu ao apoio da ministra Eliana Calmon a sua candidatura no segundo turno. "A ministra Eliana Calmon é uma representante do Brasil moderno, que quer justiça, e me enche de orgulho tê-la ao meu lado", declarou. (Metro1)

Um comentário
17
Out
Marqueteiros preferem briga pessoal, critica FHC
Postado por: Anacley Souza / 16:32h

No dia seguinte do debate mais tenso da campanha presidencial, em que a petista Dilma Rousseff e o tucano Aécio Neves trocaram acusações pessoais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou as equipes de comunicação das campanhas. "Parece que os marqueteiros preferem a briga pessoal. Os candidatos não gostam e eu também não", afirmou Fernando Henrique, que disse, no entanto, não ter visto o debate organizado por SBT, Uol e rádio Jovem Pan. "Os partidos têm programa, mas não conseguem mostrar". Fernando Henrique comentou rapidamente o aumento da tensão entre os candidatos depois de fazer palestra para cooperativados da Unimed, em um hotel na zona oeste do Rio. Para a plateia, o ex-presidente fez uma referência explícita à eleição do dia 26. "Temos tudo para vencer, depende de nós e, sem querer exagerar, do que fizermos agora, semana que vem. Nós somos responsáveis", disse. "Chegou um ponto que não dá mais, esse momento de dizer 'basta' chegou", insistiu. Fernando Henrique afirmou que a corrupção tem "anuência" dos governantes. "Estamos diante de um quadro de corrupção sistêmica, você tem anuência tácita ou explícita de quem manda no governo, porque sabe, tem que saber. Não pode deixar de saber que existe uma organização nas estatais, nas obras públicas, para obter dinheiro", afirmou o tucano.

Comente agora
17
Out
Mudança de visual de Marina Silva causa burburinho na internet
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:01h

O que para muitas mulheres é corriqueiro, para Marina Silva, ex-candidata a Presidência da República, não é tão simples. E isso foi comprovado na manhã desta sexta-feira (17). A também ex-senadora exibiu um novo penteado em um encontro que oficializou seu apoio a Aécio Neves no segundo turno das eleições 2014 e acabou por causar burburinho na internet. Para a surpresa de muitos, Marina Silva abandonou o tradicional coque, usado nas corridas eleitorais de 2010 e 2014, e adotou um rabo de cavalo nos cabelos. O novo penteado relembrou os tempos em que ela era ativista ambiental no Acre. Ao ser questionada por repórteres sobre a mudança no visual, a ex-senadora justificou o novo penteado afirmando que estava doente. "Nesses dias eu fiquei gripada e vocês sabem que uma pessoa gripada não pode prender os cabelos molhados", explicou.Mas os internautas não deixaram escapar essa mudança nas redes sociais. Entre as habituais postagens de campanha, as contas de Marina Silva no Twitter e Facebook foram tomadas por diversos comentários positivos: "Marina de cabelo solto linda, né? Só vou votar nesse Aécio por causa da Marina" e "Linda de cabelo solto". (Ibahia)

Comente agora
17
Out
Propaganda eleitoral será transmitida uma hora mais cedo na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:57h

Devido ao horário de verão, que terá início às 0h deste domingo (19/10), a Propaganda Eleitoral Gratuita na Bahia será transmitida uma hora mais cedo. Na Bahia, e nos demais estados que não vão aderir ao horário de verão este ano, a propaganda terá início às 6h e às 11h, no rádio, e às 12h e 19h30, na televisão. O último dia de exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV será 24 de outubro, sexta-feira, de acordo com disposto no artigo 49 da Lei nº 9.504/97.

Horário de votação

Para o segundo turno, o horário de votação não sofre qualquer alteração. O eleitor deve comparecer a sua seção de acordo com o horário local, das 8h às 17h. O início da divulgação dos resultados está previsto para às 19h.

Comente agora
17
Out
Paulo Costa afirmou que deu propina para senador tucano esvaziar CPI, diz jornal
Postado por: Anacley Souza / 15:19h

Reportagem da edição desta sexta-feira (17) do jornal "Folha de S.Paulo" diz que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou em depoimento ao Ministério Público ter enviado dinheiro, em 2009, para o então presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), ajudar a esvaziar uma CPI da Petrobras, da qual o parlamentar era um dos integrantes. Guerra presidiu o PSDB entre 2007 e 2013 e morreu em março deste ano. A CPI foi instalada em julho de 2009 e terminou em dezembro daquele ano sem pedir indiciamentos e sem apontar irregularidades na estatal. Em nota, a assessoria do PSDB informou que o partido defende que "todas as denúncias sejam investigadas com o mesmo rigor, independentemente da filiação partidária dos envolvidos e dos cargos que ocupem.” De acordo com a "Folha de S.Paulo", Francisco Guerra, filho de Sérgio Guerra, afirmou não ter nada a declarar sobre a acusação e disse que preserva "com muita honra" o legado do pai". Paulo Roberto Costa foi diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras entre 2004 e 2012. Ele foi preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga esquema de lavagem de dinheiro.

Comente agora
17
Out
Prefeito de Cruz das Almas faz mudanças em seu secretariado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:40h

O prefeito Dr. Jean e o vice-prefeito Ednaldo Ribeiro anunciaram na tarde desta quarta-feira (15), mudanças no secretariado e também em algumas assessorias. De acordo com as declarações tanto do prefeito, quanto do vice-prefeito as mudanças foram realizadas para dinamizar ainda mais a gestão municipal. “Depois de conversamos muito, fazendo uma análise da nossa gestão decidimos fazer essas mudanças, que com certeza contribuirão ainda mais para administramos o nosso município”, disse o prefeito Dr. Jean, que aproveitou o momento para também agradecer as contribuições dos secretários que deixam o cargo e para pedir dedicação aos que assumem as secretarias a partir desta quinta-feira (16). O vice-prefeito, Ednaldo Ribeiro, falou sobre a importância de cada secretário a frente de sua pasta, mas também pediu mais empenho aos que continuam e aos novos. “Vamos nos empenhar cada vez mais, vamos cuidar da nossa população, fazendo uma gestão ainda melhor”, disse. Quatro secretarias sofreram mudanças: Saúde, Educação, Infraestrutura, Agricultura. A partir desta quinta-feira (16), quem estará à frente da Secretaria Municipal de Saúde é a primeira dama Cecília Maria Barbosa Santos Silva, que já foi secretária de Educação e de Ação Social, nas duas gestões anteriores do prefeito Dr. Jean.

Comente agora
17
Out
TSE condena ataques mútuos entre os presidenciáveis na TV
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:01h

O ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou em julgamento na quinta-feira (16) que a campanha presidencial neste segundo turno precisa ser mais propositiva e menos “pirotécnica”. Na ocasião, o ministro criticou os ataques mútuos entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Ainda de acordo com Toffoli, o TSE não irá mais tolerar tal conduta no horário eleitoral. A partir de julgamento de quinta-feira, o presidente ainda acredita que o resultado seja levado pelo TSE ao Congresso Nacional para que novas formas de fazer propagandas sejam repensadas.

Comente agora
17
Out
Geddel diz que Dilma fingiu mal estar após debate
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:57h

O mal estar da presidente Dilma Rousseff (PT) após debate com o adversário, Aécio Neves (PSDB), no SBT, na noite desta quinta-feira (16), causou indagações nas redes sociais. A rápida recuperação da petista, durante a entrevista, foi comentada pelo candidato baiano ao Senado derrotado, Geddel Vieira Lima (PMDB), no Twitter. “Alguém comeu a história da pressão? Dilma mentiu, fingiu que passou mal diante das limitações para verbalizar e vendo que estava ao vivo, fingiu, mentiu. Que vergonha!”, escreveu. Seguidores do peemedebista também acompanharam a afirmação. “Cai pressão e sobe pressão rápido?”, questionou uma. Outro seguidor escreveu: ‘deve ter sido porque perdeu o texto pra ler durante a entrevista’. A presidente não conseguiu terminar a entrevista após o fim do debate. Na primeira tentativa, sem saber que estava ao vivo, errou algumas palavras, mas continuou. Já na segunda tentativa, disse que não estava se sentindo bem. “Minha pressão está oscilando. Acho que caiu”.

Comente agora
17
Out
Dilma e Aécio empatam no RS e no RJ, aponta Datafolha
Postado por: Anacley Souza / 13:56h

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão em situação de empate técnico na preferência dos eleitores do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. No Ceará, a petista tem ampla vantagem, enquanto no Distrito Federal o tucano sai na frente. No Rio de Janeiro, Dilma está numericamente à frente, com 51% dos votos válidos, contra 49% de Aécio. Já no Rio Grande do Sul, a situação também é de empate técnico, mas com o tucano à frente, com 51%, contra 49% de Dilma. A pesquisa nacional do Datafolha apontou o mesmo resultado mostrado no Estado gaúcho. Na pesquisa nacional, a margem de erro é de dois pontos. Nos Estados, é de três. Aécio lidera a disputa no Distrito Federal com 65% dos votos válidos, contra 35% de Dilma, enquanto a petista lidera no Ceará por 73% a 27%. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01098/2014. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
17
Out
Após mal estar, Dilma grava vídeo e diz que passa bem: "Vou comer um feijãozinho"; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:51h

Comente agora
17
Out
Ibope não faz pesquisa boca de urna para segundo turno presidencial
Postado por: Anacley Souza / 13:02h

O instituto de pesquisa Ibope não fará boca de urna na eleição no segundo turno para presidente. Segundo Márcia Cavallari, CEO do Ibope, em nota enviada ao blog Radar, de Lauro Jardim, na Veja, "no segundo turno, o instituto vai fazer pesquisa apenas nos estados". "Não faremos na pesquisa nacional por conta do fuso horário do Acre que acrescido ainda da diferença do horário de verão, ficará com fuso de 3 horas. Neste caso, só poderíamos divulgar a pesquisa às 20hs e com apenas 2 candidatos, quando o TSE divulgar a primeira parcial às 20hs, a apuração estará bem adiantada", explicou. (Metro1)

Comente agora
17
Out
TRE nega substituição de candidato a deputado morto em acidente
Postado por: Letícia Oliveira / 12:58h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou o pedido de substituição da candidatura a deputado estadual de Ondumar Marabá (PSC), morto em acidente automobilístico no final de setembro. A troca foi solicitada pelo filho do candidato, Ondumar Ferreira Junior, a dois dias da eleição. Segundo entendimento dos juízes membros do TRE-BA, o pedido não seria mais permitido pela legislação vigente. Apesar de uma nova regra válida desde o ano passado abrir exceção para que a substituição possa ser feita, nestes casos, o TRE baiano fundamentou sua decisão no princípio da anualidade eleitoral. Conforme o dispositivo, expresso no artigo 16 da Constituição de 1988, a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, mas não poderá ser aplicada à eleição que ocorra a menos de um ano da data de sua vigência. Sendo assim, a nova norma só deverá ser aplicada a partir das eleições de 2016. A Corte eleitoral entendeu que, com a morte, o registro de candidatura deveria ser cancelado. (BN)

Comente agora
17
Out
Na TV, Fafá de Belém pede votos para Aécio; Chico Buarque, para Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:18h

Na propaganda eleitoral exibida na televisão na noite desta quinta-feira (16), os programas da candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, e do presidenciável do PSDB, Aécio Neves, exibiram imagens e discursos de artistas que apoiam suas respectivas candidaturas. Enquanto a cantora Fafá de Belém falou em defesa de Aécio, o cantor Chico Buarque apoiou Dilma.
No programa de Aécio, também apareceram atores de televisão e personalidades de outras áreas com trabalho reconhecido, como médicos. O cantor sertanejo Leonardo foi um dos que demonstraram apoio ao tucano. “O Aécio pegou Minas Gerais quebrada. Em menos de dois anos, colocou a casa em ordem, gente. Pode acreditar”, disse Leonardo. “O Brasil precisa mudar, de novo […]. Aécio: 45”, disse Fafá de Belém. A cantora é considerada um dos ícones do Movimento Diretas Já, que no fim do período da ditadura militar (1964-1985) pedia voto direto nas eleições. Os atores Miltom Neves, Luiz Fernando  Guimarães e Maria Padilha também apareceram na  propaganda do PSDB.

Um comentário
17
Out
Médica de Dilma "desapareceu" quando a presidente passou mal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:14h
Minutos depois de participar de um debate tenso com o adversário Aécio Neves (PSDB), na noite da última quinta-feira (16), a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) se sentiu mal no meio de uma entrevista e precisou se sentar. "Eu estou me sentindo mal. Minha pressão caiu", disse Dilma, ao vivo, enquanto era entrevistada por uma repórter do SBT logo após o encerramento do confronto com o tucano. E para piorar a situação, segundo o colunista Lauro Jardim, a médica da Presidência da República, que deveria estar atenta, não entrou em cena. De acordo com a publicação, a médica estava no helicóptero da Presidência da República, no heliponto do SBT, e foi chamada às pressas. Com auxílio da jornalista, a petista foi encaminhada para a cadeira onde havia permanecido durante o debate para receber um copo d'água. A entrevista foi interrompida, e a imagem foi cortada para outro ponto do estúdio. Em seguida, a petista se recuperou e agradeceu aos eleitores. "Tive uma queda de pressão, o debate sempre exige muito da gente, foi isso, agora consigo concluir minha entrevista com você. Peço desculpas ao telespectador, mas é assim que nós somos".
Comente agora
17
Out
Wagner seria aposta do PT para a presidência em 2018
Postado por: Letícia Oliveira / 09:27h

Depois de ser eleitor governador de Minas Gerais em primeiro turno, Fernando Pimentel transformou-se em aposta do PT para concorrer à Presidência da República no futuro. Seus principais trunfos são comandar um estado forte na economia e na política e ser ligadíssimo à presidente Dilma. Mas ele tem um concorrente de peso. De acordo com o colunista Ricardo Setti, caso Lula decida não disputar mais eleições, a ala do partido fiel ao ex-presidente prefere o governador Jaques Wagner, que está concluindo o mandato na Bahia e conseguiu fazer o sucessor no primeiro turno. Wagner sempre foi mais ligado a Lula do que Pimentel. (Bocão News)

Comente agora
17
Out
Terceirização dos serviços públicos é tema que divide os juristas na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 09:10h

Ainda que enfrente uma resistência pelo pensamento que diverge do Ministério Público do Trabalho e das centrais sindicais, autoridades jurídicas como o desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), Dr. Raymundo Pinto, buscam uma forma de argumentar os benefícios da terceirização, mesmo ao remarem contra a maré, do que seria, segundo ele, seria o entendimento geral que vem prevalecendo na comunidade jurídica. O magistrado, que escreveu três artigos sobre o tema na Tribuna da Bahia ainda ressalta que, mesmo sendo este um pensamento já pouco difundido entre os profissionais do magistério, a terceirização já tornou-se irreversível para as políticas de empregabilidade adotadas no Brasil, representando 25% da força-trabalho no país. “É evidente que se registram, no território nacional, numerosos casos de irregularidades cometidas, em especial, por pequenas empresas que prestam serviços terceirizados. Essas ocorrências devem ser combatidas com bastante rigor e punidos os responsáveis.

Comente agora
17
Out
Juristas baianos realizam manifestação em apoio a Dilma na próxima terça-feira
Postado por: Samile Macêdo / 08:50h

Na próxima terça-feira (21), um grupo de juristas, advogados, promotores e estudantes de direito realizarão uma manifestação Pró-Dima, às 14 horas, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora. O ato é apenas um dos que devem ser feitos pelos membros da comunidade jurídica que declararam, na noite de ontem, apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, em adesão ao manifesto nacional encabeçado pelo jurista Celso Antonio Bandeira de Melo. A decisão foi tomada em reunião entre advogados, magistrados, procuradores, promotores, professores e estudantes da área de direito, no restaurante Pós Tudo, no Rio Vermelho. Para os juristas, a assinatura do manifesto é um reconhecimento dos avanços no governo do PT nacionalmente, que contribuiu para o fortalecimento da democracia e das instituições, que ganharam mais autonomia, a exemplo dos Ministérios Públicos e da Polícia Federal.

Comente agora
17
Out
Lúcio Vieira defende reformas na política e no código penal
Postado por: Letícia Oliveira / 08:22h
O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) defendeu nessa sexta-feira (17) a reforma política e do código penal brasileiro. Segundo o parlamentar mais votado nessa eleição na Bahia, o voto obrigatório pode ser um dos fatores que contribuem para o número alto de abstenção nas eleições no país. "O voto facultativo, o que pensa que vai diminuir, pode aumentar o número de presentes. Porque o eleitor se sentirá mais a vontade e não se manifestará com a rebeldia: 'Ah! Já que querem me obrigar a ir, eu não vou votar em ninguém que está aí'",  avaliou Lúcio, em entrevista ao programa Balanço Geral, na Record Bahia. O peemedebista também criticou o número de ministérios existentes no Governo Dilma e os 39 partidos que atualmente compõem o cenário partidário do país. Outra questão que o deputado disse ser favorável é a alteração do código penal brasileiro.
Comente agora
17
Out
"Deu o desespero, viu que ela passou mal?", diz Aécio ao telefone com Marina Silva
Postado por: Letícia Oliveira / 07:30h

Em ligação com a candidata derrotada Marina Silva (PSB) após o debate realizado pela SBT nesta quinta-feira (16), o presidenciável Aécio Neves (PSDB) questionou o fato da presidente Dilma Rousseff (PT) ter passado mal no fim do evento. "Deu o desespero. Viu que ela passou mal no final?", perguntou Aécio. Marina Silva ficou preocupada com o nível de truculência da disputa. Os dois combinaram se encontrar nesta sexta-feira (17). A conversa aconteceu ainda no estúdio do debate, e a socialista teria telefonado para o coordenador de campanha e deputado Walter Feldman (PSB-SP), que repassou o celular para o presidenciável. As informações são da Folha de S. Paulo. 

Comente agora
17
Out
Aécio Neves visita Salvador hoje e faz campanha no Centro Histórico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:08h

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, desembarca nesta sexta-feira (17) em Salvador para fazer uma caminhada que começa às 14h, na Praça Castro Alves, e vai até o Terreiro de Jesus, no Pelourinho. De olho, principalmente, nos votos da candidata Marina Silva (PSB), que ficou em segundo lugar na preferência do eleitorado baiano, com 18% dos votos válidos no primeiro turno, o tucano será acompanhado pelo prefeito ACM Neto (DEM) e por lideranças da oposição. “Tenho certeza que os votos de Marina aqui no estado vão para Aécio. Os votos dela são os votos de pessoas que querem a renovação e a presidente Dilma não é renovação. A renovação é Aécio”, disse o presidente do DEM na Bahia, o deputado federal eleito José Carlos Aleluia. De acordo com ele, esta é a sexta vez que o candidato vem à Bahia este ano. “Ele já esteve em Itabuna e quatro vezes aqui em Salvador. Em uma dessas oportunidades apresentou o programa Nordeste Forte, que é importantíssimo para a nossa região”, relembrou. Ainda de acordo com Aleluia, o candidato a vice da chapa de Aécio, senador Aloysio Nunes (PSDB), não está garantido no ato. Outro líder oposicionista que não deve comparecer ao evento é o coordenador nacional da campanha tucana, senador Agripino Maia (DEM-RN). “Ele vai ao estado de Roraima. Estamos usando a tática de cada um ir para um canto para poder cobrir o país todo. Essa eleição não é somente uma eleição. É um momento de decidir o futuro do nosso país. Precisamos dividir todos os esforços possíveis ”, explicou.

Comente agora
17
Out
Lídice oficializa apoio do PSB à candidatura de Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 07:07h

O PSB baiano homologou, em evento no Hotel Matiz (Stiep), o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Presidente estadual da legenda, a senadora Lídice da Mata disse que o apoio não significa que o PSB vá integrar a base do governador eleito Rui Costa (PT). Presente ao evento, o governador Jaques Wagner criticou o PSDB, partido do candidato Aécio Neves. “O PSDB não tem marcas no Nordeste”, alfinetou.“O PSB terá posicionamento independente. Não estamos aderindo ao PT. Não estamos nos inserindo na base de apoio ao governo de Rui Costa. Estamos juntos para o apoio da campanha de Dilma e isso está absolutamente claro”, enfatizou. Apartada do grupo, a ex-ministra e ex-candidata ao Senado Eliana Calmon não seguiu orientação do partido na Bahia e apoiou o candidato tucano. Nesta sexta-feira (17), militantes e intelectuais ligados ao PT são esperados para um evento de adesão à candidatura da petista no Rio Vermelho, às 17h, com concentração no Largo da Dinha. (Correio)

Comente agora
17
Out
Edy Diniz sobre os votos de grupo em S. A. de Jesus: “Nosso problema foi falta de orientação”
Postado por: Anacley Souza / 00:05h

Candidato a deputado estadual, mas não eleito, obteve 1.148 votos, Edson Diniz falou a respeito das eleições de 2014 na Bahia em entrevista a Recôncavo FM. Para Diniz, o grupo que apoiou Souto e Geddel em Santo Antônio de Jesus, deveria ter uma posição mais firme e se reciclar, “para vencer é necessário separar o joio do trigo. É preciso ver como estamos fazendo nossas propostas e valorizar mais as pessoas. Nosso problema não foi voto, foi falta de orientação”, declara. Como presidente do DEM no município, Edy disse que ações boas devem ser somadas para que possam ser despontadas, “o grupo de Humberto Leite se mostrou com boa formação e união. Isso resultou em votos”, salientou. Questionado sobre seu futuro na política e se irá permanecer no grupo já que Euvaldo Rosa apoiou Alan Sanches, Diniz disse que mesmo sem votos suficientes para ser eleito, continua no páreo como suplente e a falta de apoio não abalou as estruturas ressaltando que estará disputando as eleições em 2016, “todas as ações foram de comum acordo, todos tinham conhecimento de onde estavam a preferência e em hora alguma houve divergência, estamos no mesmo grupo só que cada um tem suas escolhas e isso refletiu nas urnas”, finaliza.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Comente agora
16
Out
Médico de S. A. de Jesus desabafa: “A política hoje virou a arte de enganar as pessoas e buscar beneficio próprio”
Postado por: Anacley Souza / 23:38h

Em entrevista, o médico e conhecido político Leonel Cafezeiro (PP), disse estar desmotivado com a política, mas não deixou de apoiar um candidato. Para Cafezeiro, é necessário não se omitir e ter consciência em momentos de eleição. Segundo anunciou, existe um grande descredito na política e salientou que nesta área existe muita demagogia e que tem levado o descrédito a sociedade, “a política hoje virou a arte de enganar as pessoas e buscar beneficio próprio”, explana. Leonel Cafezeiro disse que não se afastará definitivamente da política e garante que existe uma possibilidade de voltar em 2016, “está em meu sangue mais não em meu coração. Muita água está para rolar e em política tudo muda. Não tenho mais aquela vontade e também não descarto. Sonho ver Santo Antônio de Jesus bem gerida. Fui ingênuo quando me candidatei na época como pré-candidato a prefeito”, fala. Questionado se aceitaria o cargo de secretario da saúde no município, Leonel disse que neste momento não acharia propício e adiantou que hoje a saúde está terceirizada, “não existe proposta para a saúde, não só na Bahia como no país. Os hospitais são geridos pela iniciativa privada que é quem comanda o que é prioridade”, conclui.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Comente agora
16
Out
"A oposição tem medo da gestão de Humberto Leite", afirma vereador de S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 23:11h

A polêmica dos supersalários ainda ronda a Tribuna da Casa Legislativa de Santo Antônio de Jesus. Rebatendo as acusações do vereador Antônio Nogueira (PSB), o Tom, o vereador Francisco Damasceno, mais conhecido como Chico de Dega (PDT) disse na última sessão de segunda-feira (13), que tem documentos, que segundo ele, também incrimina por igual a gestão do ex-prefeito Euvaldo Rosa, “as acusações de Tom são infundadas, inverídicas e as provas que tenho contra a gestão passada irei enviar ao MP (Ministério Público) e iniciar um processo de apuração, ele quem começou e esqueceu o que ocorria no passado. O prefeito Humberto Leite tem suas finanças aprovadas e sempre cumpriu os Termos de Ajuste de Conduta”, declara. Segundo Dega, as denuncias feitas em época de eleição serviria para desmoralizar a posição do prefeito e desestabilizar qualquer tipo de apoio ao candidato que defendeu, “é politicagem. Porque não denunciou no passado, porque fez vista grossa? Nosso prefeito pegou a administração bagunçada e com os cofres vazios. Estamos trabalhando para transformar Santo Antônio de Jesus na capital do Recôncavo e é disso que eles têm medo”, finalizou.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com