As comentadas


Boa noite , Domingo, 25/01/2015









Enquete



Reflita

Blog

Política

03
Nov
"Uberdan pode ganhar, mas não levar", fala Chispita a respeito das eleições na Câmara
Postado por: Anacley Souza / 20:08h

A eleição da Câmara de Vereadores que aconteceria nesta segunda-feira (03), devido a uma liminar foi prorrogada para quinta-feira (06). o embate no entretanto continua entre dois petistas, Cristiano Sena X Uberdan Cardoso, que mesmo pertencentes a mesma sigla marcharão em lados opostos. Sena encabeçará a chapa em apoio ao grupo do Prefeito Humberto Leite (PDT), enquanto Cardoso será apoiado pelo grupo do ex-prefeito Euvaldo Rosa mantendo sua linha de oposição a administração atual. Em contato com a Recôncavo FM, o vereador Marcos Muniz (PSD) reafirmou que o presidente do PT, Zenilton da Conceição agiu de má fé ao confirmar primeiro o apoio à candidatura de Cristiano Sena em com o grupo do prefeito e logo após lançar Uberdan Cardoso como oposição sendo amparado pelo seu algoz, Délcio Mascarenhas (PP), “anteciparam as eleições e lançaram um candidato que não nega que é contra o prefeito. Para quem sempre vivia as turras com Mascarenhas, hoje andam de mãos dadas”, fala. Confiante na vitória, Chispita se diz tranquilo mesmo depois de todos os acontecimentos e salientou que caso Uberdan seja vitorioso, cobrará tudo que um dia pregou principalmente a mudança no regimento da Câmara onde não se estabelece data para as eleições. O edil falou ainda a respeito do critério de desempate da votação e ressaltou que a medida é inconstitucional e desonesta, “é um esquema maldoso e perigoso. Todos têm direito de concorrer a qualquer cargo na Casa e votar” salienta. Dizendo que Uberdan pode até ganhar, mas não levar, Marcos Muniz recordou que a chapa lançada pela oposição foi fraudada e que estava na Câmara e somente seu grupo havia registrado em tempo hábil, “quem registrou nosso lançamento foi um funcionário comum da Casa e iremos provar que a chapa de oposição fez o registro depois do tempo marcado”, rebate.

13 comentários
03
Nov
Liminar prorroga eleição da Câmara de S. A. de Jesus para quinta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:13h

A eleição da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus que aconteceria nesta segunda-feira (03) foi prorrogada para a próxima quinta-feira dia 06, após o vereador Gilson Bastos entrar na justiça através de uma liminar neste final de semana na Comarca do município de Vera Cruz na Ilha de Itaparica com o Juiz Dr. Erico Rodrigues Vieira que despachou procedente seu pedido, prorrogando assim, a eleição da Casa Legislativa.

Advogado da Câmara: Em conversa com o Portal Voz da Bahia, o advogado da Câmara Dr. Igor Coutinho, informou que a sessão de hoje, será para confirmar a chapa dos concorrentes a Mesa Diretora. O advogado também confirmou que devido a Liminar a disputa entre os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Uberdan Cardoso e Cristiano Sena só ocorrerá na próxima quinta-feira (06).

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora
03
Nov
Polícia Militar fará a segurança na eleição da Câmara de S. A. de Jesus, afirma Comandante
Postado por: Anacley Souza / 15:38h

A Polícia Militar comandada pelo Cel. Luziel Andrade fará a segurança das eleições na Câmara que acontecerá por volta das 19h desta segunda-feira (03) em Santo Antonio de Jesus. Em contato com a Andaiá FM, Andrade salientou que prepostos da PM estarão posicionados na entrada e nas proximidades da Casa Legislativa no horário em que estiver ocorrendo à sessão e a votação, “fomos notificados e estaremos com um contingente na entrada da Câmara e nas proximidades. Só entraremos se formos solicitados. Esperamos que tudo venha ocorrer na ordem”, fala. Ainda segundo o comandante, algumas medidas deverão ser tomadas e uma delas é apenas a permanência de pessoas que estiverem acomodadas no recinto. Com a capacidade máxima de apenas 70 pessoas sentadas, Luziel Andrade recordou da última votação onde houve aglomeração de pessoas o que gerou confusão na época, “o espaço é limitado então para que a ordem seja instaurada apenas se manterão lá dentro as pessoas que estiverem sentadas na plenária. As outras pessoas deverão permanecer do lado de fora aguardando o resultado”, completa.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
03
Nov
Conselho de Ética deve instaurar processo contra Rui Costa, Pelegrino e Florence
Postado por: Anacley Souza / 15:31h

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar deve instaurar nesta terça-feira (4), às 14h, processos contra os deputados Afonso Florence, Rui Costa e Nelson Pelegrino, todos do PT baiano. Também será feito o sorteio do relator de cada processo. Costa foi eleito governador da Bahia; Florence e Pelegrino foram reeleitos para a próxima legislatura. As representações contra os parlamentares foram protocoladas pelo PSDB e pelo DEM no dia 16 de outubro. No documento, os dois partidos citam denúncia publicada pela revista Veja no dia 24 de setembro sobre o suposto envolvimento dos deputados no desvio de dinheiro destinado à construção de 1.120 casas populares para famílias de baixa renda. A operação teria desviado R$ 17,9 milhões do Fundo de Combate à Pobreza desde 2004, com a participação da ONG Instituto Brasil. Segundo a presidente da ONG, Dalva Paiva, “o instituto recebia os recursos, simulava a prestação do serviço e carreava o dinheiro para os candidatos do partido”. Segundo ela, “se o acordo pagava pela prestação de mil casas, por exemplo, o instituto erguia apenas 100”. A ONG encerrou as atividades em 2010. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também é citado na acusação. Todos os citados pela ex-presidente do Instituto Brasil negaram envolvimento com o esquema. Informações da Agência Câmara.

Comente agora
03
Nov
Presidente do PT de Santo Antônio de Jesus afirma que vereador agiu com inverdades
Postado por: Letícia Oliveira / 12:12h

O presidente do PT de Santo Antônio de Jesus, Zenilton Conceição, rebateu as palavras do vereador Chico de Dega ao dizer que o partido ficou sem lado na eleição da Câmara Municipal. Inicialmente ele disse que o anseio pela presidência da Câmara não pode fazer com que as pessoas ajam com “inverdades” às coisas discutidas. Explicando a situação, o entrevistado confirmou que esteve numa reunião na casa de Chico de Dega, onde foi externado que se houvesse apenas um candidato a presidente da Câmara, de fato seria feito um esforço grande para ter o apoio do professor Uberdan Cardoso. “Eu disse que sendo a candidatura de Cristiano, era garantido 70% do apoio do colega petista porque já havia tido uma conversa e o vereador se comprometeu comigo. Algumas pessoas achavam que Uberdan estava no direito de tratar o colega com a recíproca que ele foi tratado na eleição para deputado estadual, quando foi preferido apoiar outro deputado, mas Uberdan é uma pessoa íntegra”, disse, acrescentando que em nenhum momento Uberdan negou apoio, inclusive garantiu que no caso da candidatura do colega, iria votar no mesmo, por pensar no seu partido. De acordo com Conceição, no dia seguinte á reunião, Uberdan conseguiu articular outra chapa, que conta com o apoio dos vereadores de oposição. Segundo ele, realmente, o presidente estadual do partido externou sua vontade de apoiar e unificar a disputa da presidência da Câmara em torno de um nome que pudesse representar o grupo que apoiou Rui e Dilma na cidade, porém ele ainda não tinha conhecimento de que Uberdan poderia concorrer e estar liderando a chapa que possui hoje. “Tem vereadores da chapa liderada por Cristiano que deverão votar em Uberdan Cardoso”, garantiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
03
Nov
Mainardi esfria polêmica e pede perdão a Hulk e nordestinos
Postado por: Samile Macêdo / 11:39h

Depois de causar imensa polêmica durante as eleições presidenciais do Brasil por chamar o Nordeste de “bovino” e desqualificar a região com termos como “retrógrado”, “subalterno e “pouco educado”, o jornalista da Globo News Diogo Mainardi se desculpou. No programa Manhattan Connection deste domingo, o jornalista pediu perdão por ter ofendido o povo nordestino e citou o nome do atacante Hulk, que nasceu na Paraíba e que na semana passada disparou severas críticas contra o colunista em um desabafo publicado no Instagram. “Não tem troco. Peço desculpas ao Hulk e a todos que se sentiram ofendidos. Não era minha intenção ofender ninguém. Minha intenção era ofender a mixórdia petista que usou e abusou dos programas sociais do governo para rebanhar votos nas regiões mais pobres do País, em especial o Norte e o Nordeste”, disse. Neste domingo, Diogo pediu desculpas por ter ofendido o povo nordestino, mas se explicou. “Sei que o termo bovino ofendeu muita gente, peço mais uma vez desculpas, mas gostaria de esclarecer que ha décadas e décadas nós usamos os termos curral eleitoral e voto de cabresto para designar compra de votos. Imaginar um nordestino num curral ou um nordestino com um cabresto não é diferente de bovino. Não pretendi em momento algum culpar a vítima da manipulação e sim quem a pratica. Só isso”, decretou. (Terra)

Comente agora
03
Nov
Vereador de S. A. de Jesus rebate acusações de colega e diz: "Não sei para que todo esse desespero"
Postado por: Letícia Oliveira / 11:36h

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus nunca teve uma eleição para presidência tão polemizada, quanto a atual. No início, a reclamação era devido a data escolhida para realização, já que o vereador Albino Martins, vice-presidente, está internado em Salvador após sofrer um infarto. Agora, o que mais se fala é sobre os candidatos Uberdan Cardoso e Cristiano Sena, que são do Partido dos Trabalhadores e estão sendo apoiados por grupos diferentes, sendo um do atual prefeito e outro do ex-prefeito. Nesta segunda-feira (03), o presidente do partido negou que tenha acontecido qualquer tipo de acordo para que o apoio tenha sido feito, garantindo que os candidatos são do PT e não dos grupos. Por sua vez, Chico de Dega externou que o PT está sem lado na eleição e que a candidatura de Uberdan teria nascido do seio do vereador Délcio Mascarenhas e do ex-prefeito Euvaldo Rosa. Com seu nome citado, Délcio teve a oportunidade de se defender das acusações em entrevista a Andaiá FM. Ele contou que ao ouvir as declarações de seu colega, ligou para o mesmo para conversar sobre essas acusações, “pra que bater tanto em Délcio Mascarenhas, nós somos amigos e não há necessidade para isso. Não sei para que todo esse desespero”. Segundo Délcio, Uberdan tem uma posição de independência, mas é oposição à administração municipal, também pelas denúncias que fez na tribuna, estando mais próximo do grupo do ex-gestor do que do atual. O edil explicou que na última quinta-feira (30) quando o grupo do prefeito estava reunido na casa de Chico de Dega, Uberdan estava reunido com o grupo da oposição, onde seu nome surgiu como sugestão citado por Luís do Alto, vice-presidente da Chapa e pelo atual presidente Marcos Có,

Um comentário
03
Nov
Dilma deve criar "núcleo duro" no segundo mandato
Postado por: Samile Macêdo / 11:14h

A presidente Dilma Rousseff buscará descentralizar o poder e dividir as responsabilidades pelas decisões de governo. Para ficar mais disponível ao diálogo — postura que quer deixar como uma das marcas do segundo mandato –, a petista se cercará de ministros de confiança para áreas consideradas estratégicas e mais sujeitas às críticas e fragilidades nos últimos quatro anos de governo. O “núcleo duro” ­– modelo adotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — ocupará ministérios que exigem convivência diária com a presidente. Pelo menos cinco nomes surgem como emergentes, seja pela proximidade histórica com Dilma, seja pelos resultados apresentados na campanha. O seleto time ainda terá mais um representante destacado: o novo ministro da Fazenda. O nome, no entanto, é guardado a sete chaves. Para evitar vazamentos, até o perfil escolhido é sigiloso. 

Estratégico - Além do comando da política econômica, a relação com o Congresso Nacional é apontada como ponto nevrálgico. No campo político, Dilma trabalha para mitigar o “toma lá-dá cá”, impedindo que os deputados e senadores troquem apoio ou façam rebeliões em troca de cargos ou emendas parlamentares sem ao menos olhar a capa do projeto. Internamente, Jaques Wagner se prepara para assumir a missão como ministro das Relações Institucionais, cargo já ocupado em 2005 durante o governo Lula.

Comente agora
03
Nov
Sobre eleição da Câmara, líder do prefeito alega: “O PT de S. A. de Jesus está sem lado”
Postado por: Letícia Oliveira / 10:48h

Após entrevista do presidente do PT em Santo Antônio de Jesus, Zenilton Conceição, o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Francisco Damasceno, conhecido Chico de Dega (PDT) se pronunciou a respeito da eleição que tem como candidatos, dois petistas, um apoiado pela situação e outro pela oposição. Em entrevista a Andaiá FM, Chico disse que é vergonhosa para o município toda essa polêmica, citando que numa reunião na sua casa o presidente Zenilton deu garantia que o grupo teria o voto de Uberdan para Cristiano Sena na eleição da Câmara, “ele disse que se fosse Cristiano o candidato do prefeito para disputar a seleção da Câmara teria o apoio de Uberdan, do executivo, do presidente estadual da Bahia e da Base do Governo. Formamos a chapa na nossa casa e no outro dia foi marcada uma reunião para ter a certeza do apoio, onde estavam os vereadores do nosso grupo e o prefeito”, salientou. Em sua fala Zenilton disse que só haveria apoio se apenas Cristiano fosse candidato, mas Chico de Dega negou, reafirmando que o apoio foi confirmado no encontro. Chico destacou ainda que a candidatura de Uberdan Cardoso saiu do “seio” de Délcio Mascarenhas e do ex-prefeito Euvaldo Rosa, que, conforme ele tentou destruir o Governo de Jaques Wagner, do ex-presidente Lula e de Rui Costa na cidade. Disparando nos comentários, o vereador relatou que enquanto estava balançando a bandeira do PT na cidade, o grupo da oposição estava apoiando o candidato a presidente Aécio Neves, “o desejo da população que foi às urnas votando no PT foi por água abaixo. Ele deixou de lado nossa base e militância que foi às ruas pedindo voto para o partido. O PT ficou sem lado em Santo Antônio de Jesus nessa eleição da Câmara e não teve uma decisão do partido nesse pleito”, complementou. De acordo com Dega, as conversas sobre essa candidatura de Uberdan já havia sido articulada antes, numa reunião com o ex-gestor Euvaldo Rosa.

  1. Redação: Voz da Bahia - Letícia Oliveira
2 comentários
03
Nov
Oposição não vai tirar o pé do acelerador, diz senador eleito do DEM
Postado por: Samile Macêdo / 10:15h

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) não quer que a oposição ao governo federal renasça apenas em 2018, na véspera da eleição. Segundo o democrata, não haverá "anestesia" nos partidos que compõem a ala de oposição até lá. "Nesse processo de quatro anos [do próximo governo Dilma] nós não podemos tirar o pé do acelerador. Nós temos que criar uma militância que tenha um preparo intelectual para debater", afirmou, em entrevista à revista Veja. Segundo Caiado, o grupo vai trabalhar com preparo, grandes debates nos plenários da Câmara Federal e do Senado, "desmitificando o governo". "Nossa militância tem de tomar conhecmento da necessidade de estar na discussão político-eleitoral e buscar adesão à tese em que o Brasil pode ter outro modelo de governo", disse. O senador eleito também descartou a hipótes de fusão do DEM com o PSDB: "Esse fato já está resolvido. Nós não teremos nenhuma fusão com o PSDB. Isso é matéria vencida, já". (Bocão News)

Comente agora
03
Nov
FHC condena impeachment, mas pede "desconfiança" a diálogo de Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 09:49h

Foi em tom de desabafo que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso condenou o pedido de impeachment feito por eleitores de Aécio Neves (PSDB) após sua derrota no último domingo para Dilma Rousseff, reeleita presidente. Em artigo ao jornal espanhol El País, ele admitiu que o resultado das urnas deve ser respeitado, mas não poupou o PT, a quem condenou pelo baixo nível da campanha, especialmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamado de "língua solta". Sobre Dilma, pediu "desconfiança" a seu pedido de diálogo. "Em uma democracia não cabe às oposições, como ao povo em geral, senão aceitar o resultado das urnas. Mas nem por isso devemos calar sobre o como se conseguiu vencer, nem sobre o porquê se perdeu." Foram com essas palavras que Fernando Henrique abriu seu artigo. Para o presidente, o "lulopetismo" transformou Marina Silva em "porta-bandeira do capital financeiro” e Aécio em "playboy". O tucano também mostrou-se indignado por ter sido tratado na campanha como o responsável pela quebra do Brasil e dos bancos estatais Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, em "um rosário de mentiras e distorções".

Comente agora
03
Nov
Novas siglas terão maior ‘bancada’ da Câmara em 2015
Postado por: Letícia Oliveira / 09:11h

A Câmara dos Deputados que toma posse em 2015 será a mais pulverizada desde a redemocratização. Não apenas pelo número recorde de 28 agremiações partidárias com cadeiras na Casa. É que os partidos surgidos depois de 1990 nunca tiveram tanto espaço e poder. As novas siglas somarão 143 deputados federais – mais do que o dobro do que elegeram em 2010. Pela primeira vez, os partidos pós-Collor terão, juntos, a maior bancada da Câmara. A pulverização do poder vai se traduzir em maior participação dos nanicos nas decisões do Congresso Nacional. Deverão ocupar posições importantes tanto na Mesa Diretora quanto nas comissões. A outra consequência é que o preço da governabilidade vai ficar mais caro. “Os 39 ministérios não serão suficientes para acomodar todo mundo”, ironiza o professor Marco Antonio Teixeira, da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Para o governo isso é um problema político e aritmético. Embora quase nunca o líder governista possa contar com todos os votos dos partidos aliados, em tese ele alcançava maioria com a soma das bancadas eleitas em 2010 por PT, PMDB, PP, PDT e PR.

Comente agora
03
Nov
Stº. Antº. de Jesus: Presidente do PT garante que não há divisão do partido na eleição da Câmara de Vereadores
Postado por: Letícia Oliveira / 09:09h

Mais uma polêmica envolvendo o PT de Santo Antônio de Jesus e a eleição da Câmara de Vereadores é destaque na cidade. Desta vez, o fato se deu após o grupo da oposição escolher Uberdan Cardoso para ser o candidato à eleição e o grupo da situação escolher Cristiano Sena, ambos do Partido dos Trabalhadores. Comenta-se que essas escolhas criaram um duelo entre os petistas. A respeito dessas candidaturas, o repórter Joselito Fróes da Rádio Recôncavo entrevistou o presidente do PT municipal, Zenilton Conceição, que informou que não há Uberdan representando grupo de ninguém, já que ele representa o Partido dos Trabalhadores como candidato a presidente da Câmara. Confiante, o entrevistado ressaltou que acredita na vitória de Uberdan Cardoso no processo, lembrando que Cristiano Sena também não representa o grupo de prefeito nenhum e sim o grupo do PT. “Temos dois petistas, que souberam se articular concorrendo à eleição da Câmara, nosso diretório ajudou e pelas questões numéricas das quais temos ciência há uma grande possibilidade do companheiro Uberdan sair vencedor, mas seja qualquer um deles são duas pessoas importantes, que foram muito bem votados para vereador na cidade e viabilizaram suas candidaturas para presidente da Câmara, mas sabemos que é preciso melhorar muito ainda”, comentou. Segundo ele, essa conformação da política na cidade o deixa muito feliz, inclusive a união dos candidatos pode viabilizar uma chapa “puro sangue” do PT para concorrer às eleições a prefeito em 2016. A escolha acontecerá às 19h.

Chapa de Uberdan Cardoso com Euvaldo Rosa em 2016: Há conversas de que a indicação de Uberdan pode resultar na criação de uma chapa do grupo do prefeito Euvaldo Rosa e Uberdan Cardoso nas próximas eleições. Questionado sobre a possibilidade, Zenilton deixou claro: “Sou presidente do PT de Santo Antônio de Jesus e estarei até as próximas eleições e o projeto do nosso partido na cidade é ter candidato próprio a prefeito. Poderemos até estar unidos e recebermos apoio de uma outra força política, que é natural do processo de aliança, mas o nosso objetivo hoje é de ter em 2016 candidato próprio a prefeito da cidade”.

Cristiano Sena sabia da candidatura de Uberdan?

Comente agora
03
Nov
Câmara Municipal de S. A. de Jesus definirá nova Mesa Diretora nesta segunda, dia 3
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:10h
Dois vereadores do PT se enfrentam na disputa pela presidência do Legislativo. A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus convocou para esta segunda-feira (3), às 19 horas, a realização da eleição da Mesa Diretora correspondente ao biênio 2015-2016. A disputa pelo comando do Legislativo municipal coloca em linha de frente os dois vereadores do PT, Uberdan Cardoso e Cristiano Sena, candidatos a presidente da Casa. Os pedidos de registro de candidatura das chapas de candidatos foram entregues a secretaria da Câmara na sexta-feira (31). Os eleitos assumirão aos mandatos no dia 1º de janeiro de 2015 com vigência até o final de 2016. Uberdan Cardoso, candidato da oposição, em entrevista, deu o tom do clima que deve marcar a eleição para a Mesa Diretora da Câmara. "Não há uma briga interna dentro do PT. Porém, existem perspectivas diferentes onde grupos entenderam que o partido era viável para gerir o Legislativo”, amenizou. 
Comente agora
02
Nov
Valadares: PSDB não vai ganhar "no grito"
Postado por: Samile Macêdo / 21:40h

Presidente do PT de Salvador, Edson Valadares, criticou a tentativa do PSDB de incentivar um "terceiro turno" das eleições presidenciais; "As instituições brasileiras estão sólidas e o povo não é tolo, saberão reagir à frustrada tentativa do PSDB em ganhar no grito”, disparou; petista não poupou críticas ao líder tucano na Câmara, Antônio Imbassahy; "Seu discurso prega o ódio e golpe contra a democracia”; em resposta, o tucano ironizou afirmando que o PT está preocupado as investigações de corrupção envolvendo a Petrobras; “É uma quadrilha voraz, com fortes indícios de ramificações na Bahia".

Comente agora
02
Nov
Após três dias de descanso na Bahia, Dilma Rousseff retorna a Brasília
Postado por: Samile Macêdo / 20:36h

Após passar três dias descansando na Base Naval de Aratu, litoral da Bahia, a presidente reeleita Dilma Rousseff retornou neste domingo (2) a Brasília. Ela chegou de helicóptero ao Palácio da Alvorada às 16h45. Dilma Rousseff viajou na última quinta-feira (29), acompanhada da filha, a advogada Paula Araújo, e do neto de 4 anos, Gabriel, para a Base Naval de Aratu. A base militar fica na baía de Aratu, município de Salvador (BA). Na volta, Paula e Gabriel não desembarcaram no Alvorada junto com a presidente. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, Dilma não tem agenda oficial nesta segunda-feira (3).

Comente agora
02
Nov
Eleição na Câmara de S. A. de Jesus terá duelo petista nesta segunda-feira (03)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:00h

Após polêmica no decorrer da semana, em que alguns vereadores acusavam o atual presidente da Câmara de Santo Antônio de Jesus, Marcos Có (PP), de desrespeitar a ausência do vereador Albino Martins (PSDB), por questões médicas, com a realização da eleição da Mesa Diretora da Casa, a definição de uma nova gestão será decidida, curiosamente, entre dois candidatos petistas. A eleição para a presidência da Câmara será realizada na sessão ordinária desta segunda-feira (3), às 19h, conforme edital publicado no portal da Casa Legislativa do município. As duas chapas inscritas na sexta-feira (31) oficializaram Uberdan Cardoso (PT) e Cristiano Sena (PT) como concorrentes ao posto. A concretização das chapas contendo candidatos do mesmo partido chamou a atenção da sociedade local, no entanto, o vereador Cristiano Sena não encara o fato como um ‘racha’ partidário. “Eu não vejo como um racha, o que aconteceu foi a opção do vereador (Uberdan Cardoso) em se aliar a outra chapa”, disse Cristiano Sena, sem esconder, porém, que “foi um alinhamento que causou surpresa, principalmente, porque todos que estão lá foram contra o PT nacional”, disse.

Comente agora
02
Nov
Imbassahy diz que nunca ouviu falar de presidente do PT de Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 13:58h

Após ser acusado de ter “saudade da ditadura” pelo presidente do PT de Salvador, Edson Valadares, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA) rebateu a crítica afirmando que “nunca ouviu falar” do dirigente partidário. Segundo o tucano, Valadares estaria preocupado com a perspectiva de que as investigações resultem no “o desmantelamento da organização criminosa montada pelo seu partido na Petrobras”. “É uma quadrilha voraz, com fortes indícios de ramificações na Bahia, assaltantes que saquearam a estatal, insaciáveis ao ponto de superfaturar até a compra de mandioca", afirmou Imbassahy. "Vamos seguir avançando nas investigações alertando a população sobre as roubalheiras ocorridas na Petrobras sob as benções do governo petista", avisou. (Informações Bahia Notícias)

Comente agora
02
Nov
Ministro da Justiça pretende deixar a pasta a partir de 2015
Postado por: Anacley Souza / 11:05h

Rumores indicam que o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo pretende deixar o cargo que exerce desde o início do primeiro mandato da presidenta Dilma. Um dos nomes que poderão substituí-lo na chefia do Ministério da Justiça é o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp. Cardozo poderá ser indicado a uma cadeira no Supremo, em julho, quando a vaga pertencente a Joaquim Barbosa estiver vaga. Alvo de fogo amigo no PT por não “controlar” a Polícia Federal, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confidenciou a amigos, nos últimos dias, que não pretende permanecer no cargo a partir de 2015. Aos que perguntam se ele será indicado pela presidente Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal, Cardozo responde com o mantra “o futuro a Deus pertence” e muda de assunto. “Eu quero me dedicar à advocacia e à vida acadêmica”, garantiu o ministro a um interlocutor do PT, na semana passada. “Fiz mestrado em Direito em 1993 e, desde 1995, tento fazer o doutorado. Agora, quem sabe, eu consiga.” Destino. Dilma ainda não conversou com Cardozo sobre seu destino, mas há quem aposte que ele ficará na Justiça ao menos por mais um ano. Conhecida por emitir sinais trocados para identificar quem deixou vazar suas decisões, a presidente já disse reservadamente que poderá indicá-lo para uma cadeira no Supremo, na vaga aberta em julho com a aposentadoria de Joaquim Barbosa.

Comente agora
02
Nov
Disputa pela presidência da Câmara Federal depende de depoimentos da Operação Lava-Jato
Postado por: Anacley Souza / 10:07h

Em franca campanha pela presidência da Câmara Federal, o peemedebista Eduardo Cunha (RJ) vai ter que esperar a evolução das delações premiadas do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e do doleiro Alberto Youssef antes de prosseguir com as negociações. De acordo com o Radar Online, um experiente ministro de Dilma Roussef alertou que a corrida pelas direções da Câmara e do Senado só serão tratados para falar depois que forem confirmados – ou não – o envolvimento dos políticos citados nos depoimentos de Costa e Youssef. Segundo a coluna, quem for abatido pela Operação Lava-Jato nem deve entrar em campo para participar das articulações. (Bahia Notícias)

Comente agora
02
Nov
Wagner será interlocutor de Dilma junto ao PT
Postado por: Anacley Souza / 08:51h

Desgastada com o próprio partido, dentro e fora do Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff (PT) articula a montagem de uma equipe para facilitar o trânsito dela no PT que inclui o atual governador da Bahia, Jaques Wagner. Segundo a Folha de S. Paulo, Wagner e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) serão escalados por Dilma para melhorar a interlocução dela com petistas e com o PT. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, antes do primeiro turno, que a presidente precisava construir mais diálogo com o PT no seu segundo mandato e que o partido deveria se aproximar dos ideais da esquerda. De acordo com o jornal, um dos motivos para essa nova tendência é parte da estratégia de Lula para uma eventual candidatura à presidência da República em 2018: a ideia de “um novo PT” e uma boa relação de Dilma com o “velho PT”. (Bahia Notícias)

Comente agora
02
Nov
PSB se divide no Nordeste sobre apoio à Presidência
Postado por: Anacley Souza / 07:36h

Durante a campanha de Marina Silva, com a morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a divisão do PSB ficou escancarada. Agora, passadas as eleições, o racha é ainda maior. Alguns defendem a ida da legenda para a oposição. Outros, independência e ainda os que arrisquem voltar à base do governo. Em Pernambuco, terra de Miguel Arraes e Eduardo Campos, morto durante a campanha em agosto, uns pregam a oposição responsável. Quem defende a tese é o prefeito de Recife, Geraldo Júlio. Na Bahia, o maior colégio eleitoral do Nordeste, a sigla quer reaproximação com o governo federal. Segundo a senadora Lídice da Mata, que apoiou Dilma no segundo turno, acredita que ‘no máximo’ o partido deve se manter independente. “Oposição não faz sentido”, assinala. E diz mais: “O PSB que eu conheço, ao qual me filiei, tem mais identidade programática do que de afastamento com o governo Dilma”. Em linhas gerais, se o PSB optara por fazer ‘oposição responsável’ o governo não terá o que temer. Nada se compara a oposição que o PSDB e o DEM farão nesta segunda fase do governo Dilma. Informações são da Folha de S. Paulo.

Comente agora
01
Nov
Capital: Na Barra, manifestantes pedem o impeachment de Dilma Rousseff
Postado por: Samile Macêdo / 18:32h

“Este é o nosso coquetel molotov”, disse a advogada Iracema Espindola das Neves enquanto segurava um exemplar da Constituição Federal durante manifestação realizada no Farol da Barra, na tarde deste sábado (1º). Na ocasião, um grupo de manifestantes com aproximadamente trinta pessoas se mobilizou via redes sociais para protestar contra o governo Dilma Rousseff. Entre as reivindicações dos oposicionistas, destacam-se o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a recontagem dos votos que reelegeram a petista no último dia 26 de outubro, e a efetiva apuarção dos recentes casos de corrupção em sua gestão. A mobilização seguiu uma série de atos que foram agendados para o mesmo dia em diversas praças do País com a mesma finalidade contrária ao governo petista. “Nosso principal objetivo é o impeachment da presidente Dilma, mas pensamos também que seja necessária uma nova apuração dos votos”, destacou o radialista Igor Rafael Santos, afirmando que a saída da presidente já havia sido reivindicada pelo PSDB antes mesmo do resultado das eleições.

Comente agora
01
Nov
PT x PT na eleição da Câmara de SAJ, Cristiano diz: “Estou à vontade com o grupo do prefeito”
Postado por: Samile Macêdo / 11:33h

O Candidato à Presidência da Câmara de Vereadores do município santoantoniense durante esse ano, Cristiano Sena (PT), concedeu uma entrevista durante a noite desta sexta-feira (31) para conversar a respeito das duas chapas eleitorais formadas, ambas pertencentes ao mesmo partido: PT. Cristiano relata que concorda com as palavras ditas pelo edil Uberdan Cardoso (adversário na disputa também do PT). “A situação é um tanto inusitada. Mas só quero frisar que o meu nome para encabeçar o grupo foi construído através do diálogo de diferentes partidos que foram à base construtora da reeleição de Dilma Rousseff e a eleição de Rui Costa (sucessor do Governador da Bahia Jaques Wagner), os quais têm os vereadores Francisco Damasceno, conhecido Chico de Dega (PDT); vice-presidente 1º Secretário, Marcos Muniz, Chispita (PSD) e o 2º Secretário, Sargento Marcus Vinícius (PSD). Senti-me à vontade em tê-los como aliados, pois, o lado dos vereadores que estão em oposição ao prefeito Humberto Leite (PDT), foram contra o resultado eleitoral das urnas em 2014 e contra o projeto político que o PT instituiu no estado da Bahia, então de maneira alguma os colocaria como gestores da Casa Legislativa do município”, declara.

Cristiano alega está alinhado em um mesmo projeto - O vereador diz que é necessário fazer um alinhamento dos projetos das políticas nacional e estadual para edificar um mesmo projeto em Santo Antônio de Jesus. Sobre a questão de Albino Martins (PSDB) que poderia ser cogitado a se candidatar como Presidente da Câmara pelo grupo de apoio ao prefeito e anteriormente fez parte da equipe oposicionista, Sena analisa: “Ninguém ouviu da minha boca que eu iria votar em Bino, o qual faz parte do principal partido de oposição ao PT. Estou seguindo de modo coeso com o grupo que elegeu Rui e Dilma, a minha decisão não foi tomada aleatoriamente, mas sim em uma sessão convocada pelo gestor do Partido dos Trabalhadores em Santo Antônio de Jesus, Zenilton Cardoso”.

Réplica do vereador Uberdan Cardoso – No momento em que Sena concluiu a declaração, Cardoso disse que o adversário tem a liberdade de acreditar naquilo que quer e valoriza sua opinião. “Na chapa em que ele se encontra o edil Sargento Vinícius foi o oponente mais ferrenho do governo Wagner. Eu respeito, mas não consigo entender esse tipo de ‘coerência’. Acho que Cristiano quer ajudar a cidade, isso é legítimo, ele tem condições de presidir a Câmara, faz parte de um projeto direcionado pelo prefeito Humberto, que tem a liderança que influente no poder legislativo. Eu faço parte de uma instituição na qual não sou liderado e na minha equipe não reunimos condições de sermos prioritários na Câmara; A situação se resume em: "Meu concorrente conduziu o grupo de políticos apoiadores do prefeito para o seu lado e eu levei os apoiadores do ex-prefeito para o meu grupo. Isso significa que estamos dialogando com grupos diferentes e o Partido dos Trabalhadores é protagonista de um processo e um projeto. Independentemente do resultado espero que continue a reciprocidade entre nós”, relata.

Na tréplica de Cristiano Sena muda o discurso – O candidato Cristiano mudou o discurso ao final e disse que não se opõe a candidatura de Uberdan. “Após o resultado não vão ter arranhões ou brigas, afinal somos adultos e após o resultado final das eleições, vamos fazer o melhor para a nossa cidade, pois é o objetivo mais importante”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Sâmile Macêdo
Um comentário
01
Nov
TSE critica PSDB e deve rejeitar pedido de auditoria
Postado por: Anacley Souza / 11:05h

O pedido de auditoria no segundo turno eleitoral feito pelo PSDB não encontrou eco no Tribunal Superior Eleitoral. Quatro dos sete ministros da Corte já dizem nos bastidores, em observações críticas ao partido de Aécio Neves, que a tendência é de que o pedido seja rejeitado já na sessão da próxima terça-feira. “Não há nada que comprometa” a lisura do processo eleitoral, avaliou o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha. Na ação levada à Justiça Eleitoral, o PSDB cobra a abertura de um processo para verificar os sistemas de votação e de totalização dos votos, com a criação de uma comissão de especialistas indicados pelos partidos políticos para analisar os dados solicitados à Justiça eleitoral. Parte dos documentos pedidos pelo partido, como os boletins de urna, é de acesso público na internet. Outros podem ser requisitados pelos partidos, com base nas resoluções do TSE. A avaliação inicial na Corte é de indignação com o pedido dos tucanos. Noronha chegou a classificar como “prejudicial” à democracia o pedido. Outros ministros usam a expressão “desserviço” e “antidemocrático” para se referir ao pedido, mas destacam que o plenário vai discutir o tema inclusive para “esclarecer” o processo eleitoral à sociedade. Pela leitura da peça elaborada pelo PSDB e notícias divulgadas, ministros avaliam que não há “nenhum fato concreto” que motive uma autoria. (Agência Estado)

Comente agora
01
Nov
Lei Anticorrupção deve ser regulamentada até final deste ano, diz ministro
Postado por: Anacley Souza / 08:12h

A Lei Anticorrupção deve ser regulamentada até o final deste ano, de acordo com expectativa do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage. “Espero que assim seja. Claro que não posso assumir compromisso em nome da presidenta Dilma [Rousseff], porque é ela quem vai assinar o decreto. Mas, pelo avanço das discussões e das conversas conduzidas já nesta etapa, na Casa Civil, tudo indica que sairá muito proximamente o decreto”, disse Hage. O ministro participou, na sexta-feira (31), de seminário do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) para discutir a Lei Anticorrupção, que ele costuma chamar também de “lei da empresa limpa”. Segundo o ministro, falta apenas “o ajustamento de alguns detalhes da legislação” para que a lei possa ser regulamentada. A Lei Anticorrupção (12.846/13) foi sancionada em agosto do ano passado, no “calor das manifestações”, segundo ele, mas ainda falta ser regulamentada. Ela responsabiliza as empresas por atos de corrupção contra a administração pública e define punições que variam de 0,1% a 20% do faturamento bruto do exercício anterior ao do processo administrativo. Caso não haja informação sobre faturamento, a multa à empresa pode ser estabelecida entre R$ 6 mil e R$ 60 milhões. A lei também proíbe que as empresas envolvidas em episódios de corrupção recebam recursos de instituições financeiras públicas. Também não podem participar de processos de licitação nem contratar com o poder público durante o período de cumprimento da sanção. A lei pode levar até ao fechamento da empresa. A multa, ressaltou o ministro, nunca será inferior ao valor da vantagem obtida, e caso a multa não seja paga no prazo, a empresa será inscrita na dívida ativa.

Comente agora
31
Out
Eleição da Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus terá PT x PT; Uberdan diz: "não é algo pessoal"
Postado por: Samile Macêdo / 23:05h

O candidato à Presidência da Câmara de Vereadores do município de Santo Antônio de Jesus, Uberdan Cardoso (PT) foi entrevistado durante a noite desta sexta-feira (31) para falar a respeito da divisão de duas chapas para as eleições para presidente da Câmara Municipal de Vereadores, que nesse ano ficou entre o PT x PT. O edil declara que não imaginava ocorrer à situação atual. “Mas a política é imprevisível, sempre traz surpresas. Mas não há uma briga interna dentro do PT, porém existem perspectivas diferentes onde grupos entenderam que o partido era viável para gerir o sistema legislativo. Os vereadores do grupo do prefeito Humberto Leite (PDT) representa a chapa a presidente do vereador Cristiano Sena (PT), tem um comportamento decente e pautado na ética. Como acabamos no início do mandato seguindo caminhos diferentes, em oposição à campanha do prefeito, entretanto o projeto de Cristiano se aproximou mais de Humberto. Se eu não fosse candidato a presidir o corpo de vereadores, votaria em Sena, pois é uma pessoa do meu partido e eu tinha dito que votaria nele”, relata.

Opção de ficar na parte da “oposição ao prefeito” - Uberdan conta que na reunião realizada na noite de quinta-feira (30), houve o comentário de que o seu par Cristiano Sena entraria na candidatura, no entanto nenhum dos apoiadores de Humberto Leite entrou em contato com ele para comunicar o ocorrido, “e eu não sabia oficialmente de sua concorrência a vaga. Hoje pela manhã, alguns vereadores me ligaram para informar sobre o ocorrido, nem o próprio Sena fez isso, diferentemente do grupo contrário à gestão atual, que entraram em contato comigo, provavelmente por entender que meu nome garantia a independência na parte legislativa municipal, portanto me uni a essa chapa. Pediram apenas que eu inicialmente não divulgasse publicamente o anúncio de adesão ao grupo, mas estou muito tranquilo”, disse. O entrevistado deixa a decisão nas mãos do coletivo da câmara. “Se Cristiano Sena for eleito, estarei ao seu lado e se for eu acredito que ele lutará junto comigo para o benefício da cidade. O melhor caminho é conseguirmos discernimento e ética para conseguirmos sempre ir ao caminho do progresso na Câmara Municipal e o PT sempre sai vitorioso, pois ambos os lados defendem uma ideologia geral e marcha unido”, afirma.

  1. Ex-prefeito Euvaldo e seu grupo se reuniram com PT para decisão da chapa
  2. (Foto: Leonardo Souza)

Como ficará o Partido dos Trabalhadores depois do resultado das eleições da Câmara? – Uberdan relata que a equipe sairá forte independentemente do resultado. “Depois de decidido o novo presidente da Câmara, darei um abraço em Sena e direi que precisaremos pautar as medidas para a cidade de acordo com o que acreditamos. Se faltou a aproximação de ambos os lados, é preciso resgatar isso. Não há entre mim e Cristiano algum problema de origem pessoal. Considero que precisamos fazer uma reflexão e avaliar as melhores opções para o partido”, expõe.

Pretensões caso seja eleito – O edil conta que caso seja escolhido qual presidente, nunca irá ‘virar as costas ‘ para os que estiveram comigo. “Se selecionado farei com que a instituição paute como princípio a autonomia. Aproximar-me-ei mais do meu companheiro de partido e mandato Cristiano Sena. Tenho por ele grande respeito. Reconheço que no momento estamos em pontos de vista político diferentes, mas nunca em lados opostos”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Sâmile Macêdo
13 comentários
31
Out
Serra depõe sobre cartel do metrô de SP e nega beneficiado empresas em licitações
Postado por: Samile Macêdo / 22:09h

O senador eleito José Serra (PSDB) prestou depoimento nesta quinta-feira (30) à Polícia Federal (PF) por conta das investigações do cartel do metrô de São Paulo, que foi denunciado pela alemã Siemens. O ex-governador do estado negou ter beneficiado qualquer empresa durante sua gestão, entre 2006 e 2010. O tucano foi intimado a depor porque o empresário Nelson Branco Marchetti afirmou que, durante encontro na Holanda em 2008, Serra teria dito que se a multinacional alemã procurasse a Justiça contra a licitação vencida pela espanhola CAF, ele anularia o processo da concorrência, sob justificativa de que o preço da Siemens era 15% maior. "No edital havia a exigência de um capital social integralizado que a CAF não possuía. Mesmo assim, o então governador (José Serra) e seus secretários fizeram de tudo para defender a CAF", afirmou o executivo. Citada na denúncia do cartel, a CAF é apontada como participante de um esquema de fraude que funcionaria desde 1996, nos governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos tucanos. À PF, Serra alegou que sua preocupação era com a preservação dos cofres públicos, já que a CAF venceu o certame pelo menor preço. (BN)

Comente agora
31
Out
Dilma retornará a Brasília na tarde do próximo domingo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:39h

Depois de um período de descanso após a reeleição em área reservada na Base Naval de Aratu, na Bahia, a presidente Dilma Rousseff estará de volta a Brasília no domingo (2). O dado está confirmado em agenda da presidente divulgada há pouco pela Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto. Dilma deixará a Base Aérea de Salvador às 14 horas do domingo, com chegada à Base Aérea de Brasília prevista para as 16h30. Com o retorno ao Planalto, a presidente deve iniciar as negociações partidárias para acertar a reforma ministerial para seu segundo mandato. A presidente deixou Brasília rumo à Base Naval de Aratu no final da tarde da última quarta-feira, 29. Depois da reeleição, Dilma admitiu estar muito cansada. A previsão, desde o início, era que o período de descanso seguisse até domingo. (BN)

Comente agora
31
Out
Da Luz ataca ACM Neto depois de declaração contra Levy Fidelix
Postado por: Samile Macêdo / 18:59h

O ex-candidato ao governo da Bahia, Rogério da Luz (PRTB), enviou nota à imprensa rebatendo a entrevista que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), deu em entrevista à Rádio Metrópole. Na ocasião, no último dia (29), ACM Neto afirmou que “Levy Fidelix devia ser interditado da política", em referência às declarações homofóbicas de Levy em debates contra presidenciáveis. Da Luz afirmou: "Ao invés de criticar de forma preconceituosa o meu partido PRTB, o prefeito ACM Neto deveria antes, se envergonhar de pertencer a um partido camaleão, que sempre castigou o povo brasileiro e que por isso, se utiliza de "vulgo" para continuar existindo, já foi chamado de ARENA, PDS, PFL e hoje é DEM", e acrescentou "O prefeito se esforça para passar uma imagem de renovação política, por ser jovem, ele quer mostrar ser flexível e mais democrático que o antigo carlismo, mas vez ou outra, mostra quem realmente é, e deixa escapar seu caráter autoritário, arrogante e antidemocrático." (Aratu Online)

Comente agora
31
Out
S. A. de Jesus: Chapa de oposição é definida para disputar a Mesa da Câmara e tem Uberdan como candidato a presidente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:28h

O Portal Voz da Bahia recebeu e confirmou a informação que o grupo de oposição ao prefeito Humberto Leite (PDT). Segundo os edis, eles se reuniram às 10h da manhã desta sexta-feira (31), registrou e definiu a Chapa a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus às 11h da manhã na Casa Legislativa. Uberdan sai como candidato a presidência e ratifica que a "Câmara não será o quintal da prefeitura".

A chapa de oposição ficou formada pelos vereadores:

  1. 1- Uberdan Cardoso (PT) na presidência;
  2. 2 - Vice-presidente Luiz Almeida Santos, conhecido Luiz do Alto (PP).
  3. 3 - Maria Fátima de Souza (PSB), como 1ª secretária
  4. 4 - Antônio Barreto Nogueira Neto (PSB), 2º secretário.

A eleição da Câmara está marcada para segunda-feira (03), às 19h. Encabeçando a chapa de apoio ao prefeito Humberto Leite, tem um outro petista, o Cristiano Sena; como seu vice Francisco Damasceno (PDT), Sargento Marcus Vinícius (PSD) 1º secretário, e Marcos Muniz, o Chispita (PSD) como 2º secretário. 

  1. Reportagem: Voz da Bahia
  1. Ex-prefeito Euvaldo e seu grupo se reuniram com PT para decisão da chapa
  2. (Foto: Leonardo Souza)
5 comentários
31
Out
S. A. de Jesus: Cristiano Sena é candidato a presidente da Câmara pelo grupo do prefeito Humberto Leite
Postado por: Anacley Souza / 15:04h

O prazo estipulado pelo edital para o lançamento das chapas com nomes para a concorrência da mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus se extinguiu às 14h desta sexta-feira. A única chapa cadastrada até o momento na secretaria da Casa Legislativa é a de Cristiano Sena (PT) apoiado pelo grupo do Prefeito Humberto Leite (PDT). Em entrevista ao repórter Joselito Fróes da Recôncavo FM, Francisco Damasceno (PDT), o conhecido Chico de Dega  será vice de Sena conforme protocolo de Chapa. O vereador afirmou  que esta é a única chapa cadastrada dentro do prazo limitado exigido pelo edital, “nós cadastramos em tempo hábil e só a nossa chapa foi lançada. Não existe outra e é bom deixar isso claro. A secretaria da Câmara nos informou que não existe outra chapa registrada”, declara. Para Dega, qualquer documento protocolado fora da Câmara não deve ser reconhecido, “Não é porque ele é o presidente que  vai aceitar qualquer documento embaixo de um pé de jaqueira. Não vamos aceitar nada de fora, a legislação deve ser cumprida e a única chapa protocolada, legalmente inscrita é a minha”, afirma.

Encabeçando a chapa, Cristiano Sena e tendo como vice Francisco Damasceno, Sargento Vinícius como 1º secretário e Marcos Muniz como 2º secretário. Cristiano Sena, que afirmou por diversas vezes que não seria candidato, e foi surpresa sua decisão, o edil afirma agora que aguarda apoio de seu partido e também do vereador Uberdan Cardoso e salienta que a decisão foi decidida dentro do grupo político que o acompanha, “acredito que não haverá dificuldade para o meu colega Uberdan vim em me apoiar. O grupo do prefeito apoiou o PT nas eleições para o governo federal e estadual e nada mais justo que nos juntemos para esta concorrência, estou de braços abertos o esperando”, ressalta.

Sobre registro das Chapas: Segundo informações de um representante do Legislativo, existe uma inscrição protocolada desde as 11h da manhã, no entanto está sendo indeferida por não haver publicação na Ata, e que está em posse do Presidente Marcos Có. Os nomes que compõe a chapa não foram divulgados, “o meu papel aqui é só encaminhar o documento ao presidente e isso eu fiz. Não posso declarar nada, além disso,”, afirma o funcionário identificado como Júnior. Ainda de acordo o funcionário, o presidente Marcos Có irá anunciar o nome das duas chapas que enlaçarão as eleições do novo diretório da Câmara de Vereadores.

  1. Redação Voz da Bahia
4 comentários
31
Out
Aécio deu aval para pedido de auditoria nas eleições
Postado por: Anacley Souza / 14:37h

O deputado federal Carlos Sampaio (SP), coordenador jurídico do PSDB, disse nesta sexta-feira, 31, ao Estado que o senador Aécio Neves, candidato derrotado à Presidência e presidente da sigla, deu aval para o pedido de auditoria do resultado das eleições protocolado nessa quinta-feira, 30, pelos tucanos. “Falei com Aécio pelo telefone. Disse a ele que fizemos uma discussão no grupo jurídico porque vimos que se instalou um clima de insegurança em relação ao sistema de votação. Ele disse que não se opunha e deu aval (para o pedido de auditoria)”, afirmou. Em petição ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido pediu abertura de um processo para verificar o sistema de votação e de totalização dos votos com a criação de uma comissão de especialistas indicados pelos partidos políticos. Apesar da iniciativa, o coordenador jurídico do PSDB exalta o papel do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, nas eleições e não credita a derrota de Aécio a problemas que tenham ocorrido no sistema. “Há um ambiente de desconfiança em relação ao sistema, mas o Toffoli foi isento, imparcial, correto. Deu um show como presidente do TSE”, disse o tucano. Segundo Sampaio, a iniciativa do PSDB foi “uma ação em defesa da própria corte”. (Agência Estado)

Comente agora
31
Out
Jaques Wagner pode assumir Petrobras
Postado por: Anacley Souza / 13:44h

Jaques Wagner, atual governador da Bahia, pode assumir a Petrobras. As informações são do Valor Econômico, desta sexta-feira. De acordo com a reportagem, o nome do político é o preferido do PT, que vê em Wagner autoridade para reestruturar a estatal após os recentes escândalos de corrupção. Nas últimas eleições, a Petrobras ganhou destaque não só por conta dos últimos escândalos envolvendo o nome da estatal. A petroleira, que já foi a maior empresa do país em valor de mercado, sofreu um revés em seus negócios nos últimos anos e tem apresentando resultados que não agradam o mercado. Nos últimos quatro anos, a dívida líquida da companhia cresceu quase 300%, de acordo com dados da Economatica. O endividamento passou de 61 bilhões de reais para 241 bilhões de reais até junho de 2014. O caixa, por sua vez, não avançou na mesma proporção e cresceu menos de 20% no mesmo período. O reajuste nos preços da gasolina e do diesel é outro ponto de discórdia e que sempre está em evidência na Petrobras. O governo vem reajustando os preços todos os anos, mas sempre de 10% a 20% abaixo na comparação com os preços praticados no mercado internacional. (Extra)

Comente agora
31
Out
Após Délcio dizer que há ladrões na Câmara de SAJ, vereador diz que tomará providências judiciais
Postado por: Letícia Oliveira / 11:46h

A divulgação da data escolhida para a eleição da Câmara de Vereadores está dando o que falar. Muitos vereadores da base do prefeito Humberto Leite já se manifestaram contra o presidente Marcos Có, que escolheu o dia 03 de novembro, próxima segunda-feira, para realizar a eleição, esse, por sua vez, deixou claro que não foi contra a lei em nenhum momento e não desrespeitou seu colega, garantindo que Albino Martins, que está internado devido a um infarto que sofreu, estaria ciente do fato quando estava bem em Santo Antônio de Jesus. O Vereador SG Vinícius, em entrevista a Recôncavo FM, garantiu que está presente todos os dias na Casa Legislativa das 8h às 13h e na quarta-feira (22) em que foi divulgada a data pediu a todo momento a pauta do dia da seção e em momento algum foi relatado ou informado que haveria essa reunião. “Não tive conhecimento de que estava acontecendo a reunião para decidir uma data para a eleição na Câmara de Vereadores, então eu acho um absurdo manter essa eleição, pode não ser ilegal, mas é imoral e desrespeitoso para com o vereador Albino Martins, até porque segundo informações, ele participou dessa reunião”, opinou. Ainda segundo ele, se a mesa decidiu e o presidente ratificou a eleição acontecerá, porém não está de acordo com isso e não volta atrás. Na entrevista dada ontem a uma emissora de rádio, o vereador da oposição Délcio Mascarenhas disse que na política de Santo Antônio de Jesus há meia dúzia de ladrões e na Câmara de Vereadores há alguns. Indignado com esse comentário do seu colega de cargo, o SG questionou: “Eu me enquadro nessa situação, vereador?”, acrescentando que considera isso uma falta de respeito com o Legislativo e para com seus pares na Casa. “Quero saber como é que Marcos Có permite que um membro daquela casa chame os seus pares de ladrões. Acho que o vereador Délcio Mascarenhas deveria se retratar sobre esse posicionamento”, salientou. O edil garantiu que vai procurar os meios jurídicos para saber de que forma poderá resolver essa situação. “Se um vereador mostra respeito com a Câmara e passa essa mensagem, a sociedade, que não tem uma boa visão do político brasileiro, vai ficar imaginando coisas erradas a respeito da Casa Legislativa”, destacou. O entrevistado pediu uma resposta do vereador Délcio Mascarenhas e do Presidente da Câmara sobre essa questão.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
31
Out
Surge mais um partido que pode fundir com DEM, o Solidariedade
Postado por: Letícia Oliveira / 11:10h

Depois de veicular uma possível fusão do DEM, mas negada até o momento pelo presidente nacional, senador José Agripino, eis que surge a hipótese da fusão do partido com o recém-fundado Solidariedade (SD), criado em 2013 por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical. Se o martelo for batido, a nova legenda de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) poderá ser criada ainda este ano. No seu primeiro teste nas urnas, o Solidariedade elegeu apenas 15 deputados federais. O DEM reduziu de 43 para 22 parlamentares a próxima legislatura. Se houver fusão, a nova legenda contaria com 37 parlamentares, o que influenciaria o cálculo do tempo de propaganda na tevê, com vistas nas eleições de 2016, e o recebimento das verbas públicas do Fundo Partidário. No momento, caciques  de ambas as siglas estariam discutindo os efeitos da união nos estados, o que foi negado por Paulinho da Força, em entrevista ao Bocão News.

Comente agora
31
Out
Doleiro terá que devolver R$ 55 milhões aos cofres públicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:38h

Acusado de participar de esquema de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito, o doleiro Alberto Youssef devolverá aos cofres públicos R$ 55 milhões até o fim dos processos abertos contra ele a partir da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Seria a condição um dos acordos da delação premiada que o doleiro firmou em troca de redução substancial nas penas de prisão a que poderia ser condenado pelos desvios de vernas da Petrobras e de outras áreas de administração pública. Até o momento, os réus que decidiram colaborar com as investigações da Lava-Jato já se ocmprometeram a devolver, aproximadamente, R$ 175 milhões. O dinheiro está bloqueado em contas da Suíça e sua devolução aos cofres públicos depende de medidas burocráticas. As informações são da Agência O Globo. 

Comente agora
31
Out
Vereador de S. A. de Jesus comenta polêmica da eleição da Câmara: "Tudo que o presidente falou é verdade"
Postado por: Letícia Oliveira / 10:24h

A cidade de Santo Antônio de Jesus ultimamente tem sido palco de muitas polêmicas, algumas delas relacionadas à Câmara de Vereadores. A mais recente e ainda no auge foi a escolha da data para realização da eleição da Casa Legislativa, que foi anunciada ontem, quinta-feira (30), pelo presidente Marcos Có. Após a divulgação, um alvoroço tomou conta da Câmara, causando indignação nos vereadores Marcos Muniz, Chico de Dega e SG Vinícius, que foram contra a data, por acharem que foi um desrespeito ao vice-presidente Albino Martins que está internado, depois de ter sofrido um infarto em Salvador, ele seria o candidato pelo grupo do atual prefeito Humberto Leite, conforme disse os edis citados. Eles chegaram a considerar a atitude uma “politicagem covarde”, porém o presidente da Casa explicou e garantiu que foi uma decisão tomada em consenso. Para falar sobre o assunto, o vereador Antônio Nogueira Neto, o conhecido Tom, integrante da oposição, opinou, em entrevista a Andaiá FM. Inicialmente falando sobre a saúde do colega, Tom disse que espera que Deus aja na vida de Bino e dê-lhe a saúde para continuar exercendo sua função. “Só ouvimos falar em eleição da Câmara, mas no momento ninguém se preocupa primeiro com a vida do colega Albino Martins, mas eu e meus colegas do grupo estamos orando para que ele se recupere o mais rápido possível”, destacou. Sobre os comentários da eleição, o vereador ressaltou que sempre na tribuna da Câmara o presidente da Câmara foi elogiado até pelos edis da situação, por ter boa conduta, seriedade e ser imparcial escutando a todos.

Comente agora
31
Out
Machado é candidato de Rui a presidente da UPB
Postado por: Samile Macêdo / 08:57h

Diferentemente do governador Jaques Wagner, que nunca deu pelota para a entidade, o governador eleito, Rui Costa (PT), tem interesse em manter sob a sua asa a União dos Municípios da Bahia (UPB). Pelo menos é o que tem dito Ricardo Machado, prefeito de Santo Amaro, e amigo dileto do novo governador. Machado, que tem no seu histórico o fato de ter ensinado a dança kuduro a Rui em praça pública, na cidade, garante a quem com ele conversa que é o candidato do governador eleito a presidente da UPB. A candidatura deve derrubar a da presidente da entidade, Maria Quitéria, prefeita de Cardeal da Silva, que planejava concorrer à reeleição. (Política Livre)

Comente agora
31
Out
Sítio do Quinto: TCM rejeita contas de prefeito pela quarta vez
Postado por: Letícia Oliveira / 07:30h

As contas do exercício de 2013 do prefeito Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, de Sítio do Quinto, no nordeste baiano, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela quarta vez consecutiva. Segundo parecer do conselheiro Paolo Marconi, a administração não aplicou o percentual mínimo de 60% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério, promoveu o fracionamento de despesas em burla a processo licitatório e realizou gastos com dispensa de licitação para objetos em que o processo é obrigatório. Por isto, Marconi aplicou multa de R$ 10 mil e determinou a restituição ao cofres municipais da quantia de R$ 36.433,72, com recursos pessoais, referentes a pagamentos de despesas sem notas fiscais e da realização de despesas com emissão de cheques sem fundos. Santa Rosa poderá recorrer da decisão. Ele foi preso em maio deste ano pela Polícia Federal durante a Operação 13 de Maio, que desarticulou uma quadrilha composta por 153 funcionários públicos, dos quais 18 eram agentes políticos, que mantinham um esquema de desvio de recursos por meio da contratação de empresas de fachada. (BN)

Comente agora
31
Out
Imbassahy diz que a oposição é que saiu vitoriosa nas eleições
Postado por: Letícia Oliveira / 07:22h

Reeleito pela Bahia, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy acredita que o resultado da eleição para a Presidência da República foi uma demonstração de que metade da população brasileira quer mudanças no cenário político e não aprova o modelo de gestão atual, o qual considera autoritário e formulado com bases nos regimes bolivariano e chavista. Para o tucano, a oposição saiu vitoriosa das urnas e continuará trabalhando para cumprir com os princípios democráticos no País. “Foi uma vitória das forças de oposição e da sociedade brasileira que não aceita a implantação de um regime bolivariano, chavista e autoritário no país”, declarou. Depois de derrubar o decreto presidencial que cria a Política Nacional de Participação Social, na última terça-feira, a oposição tem, entre suas próximas metas, encontrar um nome de peso para disputar a presidência do Congresso. Seu nome seria um dos cogitados, embora ela não tenha assumido e preferiu não comentar se aceitaria ou não o chamado.

Comente agora
30
Out
Vereador demonstra decepção e desabafa: “Na política santoantoniense existem meia dúzia de bandidos, alguns desses estão na Câmara”
Postado por: Samile Macêdo / 21:28h

O vereador do município de Santo Antônio de Jesus, Délcio Mascarenhas (PP), em entrevista durante a noite desta quinta-feira (30), conversou sobre sua posição diante da convocação de uma sessão na Câmara dos Vereadores a fim de eleger um dos edis para a presidência da Casa Legislativa sem a presença do vereador Albino Martins (PSDB) que sofreu infarto na quarta-feira (29) e segue internado na UTI do hospital da Bahia, visto que se encontra em coma. Délcio relata que está evitando falar um pouco sobre o assunto. “Não quero abordar muito essa questão, pois, quem pode falar sobre o processo legislativo da instituição é só aquele quem o representa que seria o presidente atual Marcos Có (PP), mas digo que para mim, ‘esse filme já é velho’. Foi igual ao ocorrido em 1º Janeiro de 2013, onde o grupo do Prefeito não tinha votos suficientes para vencer as eleições e criou um tumulto, o caso só pôde ser resolvido 22 dias depois quando a Justiça deu uma pesada sentença para os vereadores envolvidos da situação envolvidos no assunto”. Sobre a possibilidade de Presidir a Câmara dos Vereadores, o entrevistado diz que em hipótese alguma se candidatará e fala sobre a atual gestão de Có. “Hoje observo que a condução das eleições da Câmara está totalmente correta. Na terça-feira (28), passei no local das sessões por volta das 9h da manhã onde estavam presentes os vereadores Valdemar Farias, o conhecido Dema do Leite (PP), Albino Martins e Có. O último pedia sugestões sobre o processo de votação. Albino pediu a Có que marcasse uma reunião para tomar a decisão de imediato marcar logo as eleições, daí convocou os sete vereadores do lado oposicionista e disse que só votaria a favor do grupo que fosse contra a administração municipal”, declara.

Vereador afirma não ser candidato a presidência da Casa: Mascarenhas disse ainda que presenciou todo o ocorrido e se isenta da candidatura a administrador da Câmara. “Tem pessoas que quando perdem o poder mudam logo de comportamento e eu sou diferente, mas a situação acontece comigo. Tenho a concepção de que na política do município santoantoniense existem meia dúzia de bandidos, alguns desses estão na Câmara de Vereadores”, expõe. O vereador considera que a reunião poderia acontecer em outro momento desde que acontecesse a eleição. “Albino Martins é ligado ao grupo político de oposição do prefeito Humberto Leite (PDT), é vice-presidente do corpo de vereadores, votou em Paulo Souto (DEM) para o governo do estado, apoiou Geddel Vieira Lima (PMDB) para o senado e em momento nenhum ele conversou com o grupo oposicionista para comunicar que estava se articulando para ser candidato a presidente da Câmara pelo grupo de Humberto, é claro que em todas as conversas ele sempre negou e sempre prometeu está conosco.

Revelação! Reunião marcada por Bino: Délcio revelou que quem marcou a reunião do dia 29 foi o Bino, para as 10h da manhã, "depois de marcado o encontro, o vereador Luís do Alto (PP) ligou para ele e tivemos conhecimento que o vereador Gilson Bastos (PDT) teria o levado para conversar com o Deputado Rogério Andrade (PSD) na Assembleia Legislativa. Nessa conversa com o deputado, Albino se sentiu mal, foi levado ao médico através do SAMU para o Hospital da Bahia”, relata. Délcio reafirma que não é candidato a presidência. “Votarei em qualquer um dos que concorrem à vaga da Mesa Diretora da Casa. Diante de muitas decepções dentro do âmbito político tomei essa decisão. Nessa Câmara há companheiros vereadores que não merecem meu respeito e digo: Hoje Humberto Leite está rodeado de muitas pessoas, mas quem serão seus amigos quando o mandato da prefeitura terminar? Mesmo sendo de um partido oposto ao dele nunca fiz críticas duras ao seu respeito quem ganha governa, quem perde fiscaliza, mas, sobretudo as pessoas têm de ser respeitadas”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Sâmile Macêdo
4 comentários
30
Out
PSDB pede ao TSE auditoria na apuração de votos da eleição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:28h

O PSDB apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de auditoria especial no sistema de votação, apuração e contagem dos votos das eleições deste ano. A solicitação foi feita pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), no final da tarde desta quinta-feira (30). Em nota oficial, divulgada no site do diretório estadual do partido em São Paulo, o PSDB afirma que possui "absoluta confiança de que o TSE cumpriu seu papel", mas diz que diversas "denúncias sobre fatos ocorridos durante a votação" aconteceram no último dia 26 de outubro, data do segundo turno das eleições. "Com a introdução do voto eletrônico, as formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização têm se mostrado ineficientes para tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terSegundo o deputado, o pedido "nada tem a ver com o pedido de recontagem ou questionamento do resultado" das eleições, que deram a vitória para a candidata Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República. "É um pedido de auditoria no sistema, com o acompanhamento do TSE e de técnicos indicados pelos partidos, para evitar que esse sentimento de que houve fraude continue a ser alimentado nas redes sociais", afirma o deputado.ceiros nos sistemas informatizados", diz a nota. O pedido, segundo o partido, pretende manter a confiança dos cidadãos brasileiros em suas instituições na democracia do País. "O que pretendemos com essa medida judicial é garantir que todo e qualquer cidadão também possa ter a certeza de que nossos representantes políticos são, de fato, aqueles que foram escolhidos pelo titular da soberania nacional: o povo brasileiro", diz a nota oficial. O TSE ainda não se pronunciou sobre o pedido protocolado nesta quinta-feira. (Terra)

Comente agora
30
Out
Campanha de Aécio utilizou pesquisa com dados enganosos, confirma Instituto de pesquisa
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:13h

O Instituto Veritá confirmou ao jornal Folha de S. Paulo que uma pesquisa de intenção de votos feita pela entidade foi divulgada pela propaganda do candidato derrotado Aécio Neves (PSDB) com os dados equivocados. A informação infudada seria a liderança de Aécio em Minas Gerais, com 14 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT). A pesquisa o mostrava com 57%, ante 43% da petista. A pesquisa nacional para presidente contou com 5.161 entrevistas, sob o registro BR-01067/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar do total de entrevistados em Minas serem o suficiente para compor o quadro nacional, era insuficiente para retratar a realidade local, pois foram ouvidos somente 561 eleitores na região. Mesmo assim, a campanha usufruiu dos dados, mesmo sendo pontuado pelo próprio Instituto que não necessariamente o índice representava a intenção de votos de Minas Gerais. De acordo com registro no TSE, o Instituto seria tanto o contratado como o contratante da pesquisa.

Comente agora
30
Out
Sobre as eleições do legislativo, vereador de S. A. de Jesus desabafa: “Não vou deixar a Câmara ser um quintal da prefeitura”.
Postado por: Anacley Souza / 19:08h

O Vereador Uberdan Cardoso (PT), candidato a presidência da mesa diretora da Câmara de Vereadores da Cidade de Santo Antônio de Jesus, se pronunciou a respeito do lançamento do edital para realização das eleições da Casa Legislativa, que está marcada para a próxima segunda-feira, 03 de novembro. Discordando da atitude e comentários dos outros vereadores, ele contou que soube da decisão do presidente, Marcos Có, no inicio da manhã de ontem, frisando que não defenderá, nem acusará o presidente, "as eleições da Câmara não tem relação ou correlação com o problema vivido com o vereador Albino Martins. A notícia do estado de saúde do Bino veio após a decisão”, fala. Sobre a sua relação com o principal candidato da oposição, que é Délcio Mascarenhas, Cardoso reafirmou sua posição e citou alguns embates com o ex-presidente da Casa, acrescentando que não se sentirá a vontade ao votar em alguém que por diversas vezes dirigiu a Câmara e fez dela seu domínio, “seria uma incoerência de minha parte votar em Delcio Mascarenhas e defendendo a autonomia do Legislativo, não votarei em alguém ligado umbilicalmente ao prefeito Humberto Leite, não vou deixar a Câmara ser um quintal da prefeitura”, salienta.

Sobre possivel candidatura de Uberdan a presidente da Casa: Questionado se realmente irá concorrer a uma vaga no Legislativo, Uberdan disse que é necessário mais três nomes e que já dialogou com o Dr. Francisco para uma possível conjuntura, “hoje não tenho estes nomes, preciso de mais dois nomes. Se meus pares decidirem se poderei participar, não me furtarei”, adianta. Em relação ao apoio do vereador Cristiano Sena, no caso de sua candidatura, o edil destacou que apesar de sua boa relação com todos os companheiros, cada um tem sua forma de fazer política e de decidirem qual o melhor para eles e para a cidade, “gostaria muito de ter o apoio de Cristiano, mas o PT não se reunio nem decidiu nada a respeito. O mais importante é conseguirmos formar uma chapa antes de ter qualquer apoio”, ressalta.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
2 comentários
30
Out
Dilma Rousseff pode ser recordista em indicações de ministros no STF
Postado por: Samile Macêdo / 18:43h

Os oitos anos de governo da presidente Dilma Rousseff podem ser encerrados com um recorde histórico. Durante esse período, Dilma pode ser a única Presidente da República a ter indicado 10 dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim que Dilma Rousseff voltar do descanso pós-eleição, na Base Naval de Aratu, ela deve iniciar o processo de escolha da vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa. Desde o ano de 1950, nenhum outro presidente teve a prerrogativa de indicar um número tão extenso de integrantes para a Suprema Corte Brasileira. (Metro1)

Comente agora
30
Out
Senadora Lídice da Mata apresenta proposta para acabar com reeleição
Postado por: Letícia Oliveira / 18:00h

A senadora baiana Lídice da Mata (PSB) apresentou ontem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina o fim da reeleição para os cargos do poder Executivo. A proposta foi subscrita por 27 senadores. A ex-candidata a governadora da Bahia pelo PSB disse que a reeleição provoca desequilíbrio na disputa eleitoral. "Não só em razão da indevida utilização da máquina estatal pelo candidato à reeleição, como também pelo prejuízo causado à governabilidade, em razão da dedicação do titular do mandato à sua campanha eleitoral", completou ela. Lídice também afirmou que a reeleição ajuda na perpetuação de dinastias no poder, pois diminui a rotatividade dos titulares. Segundo ela, a rotatividade deve ser uma característica inerente à democarcia. (Metro1)

Comente agora
30
Out
Eleição da Câmara de SAJ: Sem Albino, vereador da situação cita os nomes de Chico e Cristiano para concorrer a vaga
Postado por: Letícia Oliveira / 17:58h

Em entrevista a Andaiá FM, o vereador Marcos Muniz, o Chispita, falou sobre a data escolhida pela diretoria da Câmara Municipal para realização das eleições para escolher o novo presidente. De acordo com o vereador, seu nome não está mais à disposição devido ao infarto que sofreu ontem, quarta-feira (29), no mesmo dia que o vereador Albino Martins passou mal e também sofreu um infarto. “As nossas ideais já estavam definidas, então foi um ‘baque’, mas o nosso grupo tem nomes bons como Chico de Dega e Cristiano Sena”, disse. Comentando o fato citado pelos outros vereadores como “decisão às escuras”, referindo-se a data da eleição, Chispita alegou que foi um ato desrespeitoso ao outro vereador que está enfermo e internado em Salvador, citando que se o fato tivesse ocorrido com algum vereador da oposição, a eleição não seria marcada para uma data tão próxima. Indignado com o assunto em pauta, ele questionou: “Será que eles não acham isso desumano, diante do problema que o nosso colega está enfrentando?”. Finalizando a entrevista, Marcos reclamou da forma de desempate utilizada para, se caso, houver empate nas eleições: “Só beneficiaria Albino ou Délcio”.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
30
Out
Advogado de Youssef chama matéria da Veja de ‘divulgação distorcida’: ‘fonte mentiu ou é má-fé’
Postado por: Anacley Souza / 17:41h

O advogado que representa Alberto Youssef, Antonio Figueiredo Basto, negou que tenha relação com a divulgação de supostas informações prestadas por seu cliente pela revista Veja. Segundo a publicação , o doleiro teria assumido para a Polícia Federal (PF), no âmbito da delação premiada, que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. "Asseguro que eu e minha equipe não tivemos nenhuma participação nessa divulgação distorcida", afirmou ao Valor Econômico. Segundo ele, diferente do que afirma a Veja, não houve nenhuma declaração de Youssef feita no dia 22 de outubro. "Nesse dia não houve depoimento no âmbito da delação. Isso é mentira. Desafio qualquer um a provar que houve oitiva da delação premiada na quarta-feira", afirmou Basto, irritado. O advogado diz ainda que a informação de que o depoimento teria ocorrido na quarta para que fosse feita uma retificação sobre o que o doleiro havia afirmado no dia anterior. "Não houve retificação alguma. Ou a fonte da matéria mentiu ou isso é má-fé mesmo", acusa o defensor. Na sexta-feira (24), o o superintendente da (PF) no Paraná, delegado Rosalvo Ferreira Franco, determinou abertura de inquérito para apurar "o acesso de terceiros" ao conteúdo do depoimento prestado por Youssef.

Comente agora
30
Out
Outro vereador é contra data da eleição da Câmara de SAJ e garante: "Iremos lutar judicialmente para deter"
Postado por: Letícia Oliveira / 17:23h

Depois do vereador Francisco Damasceno dá sua opinião sobre a escolha da data para realização da eleição da presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus foi a vez do edil SG Vinícius opinar. Ele disse estar surpreso por saber do anunciado pela imprensa, “fiquei surpreso de fato, já que até ontem nada havia sido decidido. Albino era um candidato forte, a decisão tomada na calada da noite foi um ato covarde. Só falta agora ele decidir que o suplente de Bino participe da eleição”, rebate. Para Vinicius, a mesa diretora e sua secretaria deveriam repensar a decisão e arguiu que o ato foi feito na surdina, “é como se já estivessem esperando acontecer algo dessa natureza. Estão se aproveitando da falta de Albino Martins. É uma falta de respeito com a pessoa, uma desumanidade”, complementa. O edil informou ainda que após auxílio de uma assessoria jurídica, irá suspender o ato, “vamos fazer a inscrição da chapa, mas iremos lutar judicialmente para deter as eleições”, pontuou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
30
Out
Vereador diz que presidente da Câmara de SAJ desrespeitou Albino ao escolher data da eleição: "Politicagem covarde"
Postado por: Anacley Souza / 17:05h

O anúncio da data de acontecimento das eleições da Câmara de Vereadores da cidade de Santo Antônio de Jesus, está dando o que falar, principalmente porque um dos edis, candidato as eleições, Albino Martins está hospitalizado e não poderá cumprir as normativas exigidas para manter a chapa. O líder do prefeito na Casa Legislativa, Francisco Damasceno, disse que o atual presidente Marcos Có agiu de forma escusa e sem o conhecimento de toda a mesa composta de 14 vereadores. Segundo Damasceno, Bino já havia se disposto a ser candidato à mesa diretora apoiado pelo grupo do prefeito Humberto Leite e era conhecido de todos. "A medida foi arbitrária e vergonhosa, se trata de politicagem covarde já que, foi feita à calada da noite. Isso não é coisa de bom cidadão. Todos os vereadores tem o direito de competir e o fato do Bino estar ausente, sendo vice-presidente da Câmara, não foi respeitado. A cidade deve vaiar este ato imoral”, afirmou. Damasceno informou que diante da situação, o grupo irá se reunir com o prefeito para que um outro nome seja lançado, “daqui até a noite teremos um bom nome em consenso com todos nossos companheiros e lançaremos um candidato no prazo estipulado para que possamos concorrer” concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com