As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 28/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

08
Out
Surgem primeiros nomes à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 09:33h

O reflexo tanto da vitória quanto do fracasso nas urnas ainda acende as discussões políticas na Assembleia Legislativa, mas outra disputa já promete desbancar a avaliação do resultado das urnas do último domingo: a presidência da Casa para o biênio 2015/2017. Apesar da ressaca eleitoral e da expectativa, em relação ao segundo turno presidencial, já são pensadas as articulações para a composição da futura mesa diretora. Embora ainda não se coloque como candidato, nos bastidores, a tentativa de reeleição de Marcelo Nilo (PDT) à presidência é dada como certa.Mas, o pedetista deve enfrentar a cobiça de outros parlamentares pelo posto. Com uma votação considerada surpreendente, com mais de 123 mil votos, o deputado reeleito Sargento Isidório (PSC) já começou a pedir votos aos colegas. Aparecem na lista dos pretendentes Rogério Andrade (PSD), Alan Sanches (PSD), o atual líder da bancada do governo, Zé Neto (PT), e o líder da bancada do PT, Rosemberg Pinto. A eleição da mesa é realizada em fevereiro, após o início da 18ª Legislatura. A presidência está em poder de Nilo há oito anos. A articulação para que ele se tornasse presidente começou quando o governador Jaques Wagner (PT), assumiu o poder no estado. Mesmo tal hegemonia sendo questionada, nenhum outro na história da Casa teve amplo apoio para se reeleger por quatro mandatos. (Tribuna)

Comente agora
08
Out
Aécio diz que representa a ‘nova política’
Postado por: Letícia Oliveira / 09:04h

O candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Aécio Neves, incorporou nesta terça-feira, 7, o “marinês” em seu discurso para sensibilizar os eleitores da ex-ministra Marina Silva, que ficou de fora do 2.º turno. Em seu primeiro evento de campanha nesta fase final da eleição, Aécio disse em São Paulo que pretende liderar uma “nova política” no País.O candidato do PSDB visitou operários de uma obra da construção civil na capital paulista ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do senador eleito José Serra (PSDB). “Estou pronto para liderar um projeto em favor do Brasil, em favor de uma nova política, em favor de uma construção coletiva. Nossa proposta de governo é sempre aberta a novas contribuições. É uma obra que não termina. Uma construção permanente”, afirmou. Marina adotou o conceito de “nova política” como peça-chave do seu discurso no 1.º turno e disse reiteradas vezes que o programa de governo é uma construção plural e permanente. O afago de Aécio foi feito depois de a ex-ministra ter decidido pelo apoio ao candidato em troca de um “acordo programático”. A ideia de Marina é criar convergências das propostas dela com as do tucano, pedindo pequenas alterações no plano de governo de Aécio.

2 comentários
08
Out
Já disse que não estarei ao lado do PT, diz Eliana Calmon
Postado por: Letícia Oliveira / 09:02h

Com 70 mil votos a mais que a companheira de chapa, a ex-ministra Eliana Calmon tem discurso oposto ao de Lídice da Mata. Pode até não apoiar Aécio Neves, mas ficará distante de Dilma Rousseff. “Já disse que não estarei ao lado do PT. Tenho posição firmada sobre o assunto. Fora isso, vou seguir o que a Rede decidir”, afirmou. (Política Livre)

2 comentários
08
Out
"Minha eleição foi uma coisa sobrenatural", confessa Irmão Lázaro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:48h
Com uma campanha modéstia e poucos investimentos, o cantor evangélico Irmão Lázaro foi eleito no último domingo como o terceiro deputado federal mais votado na Bahia com 161 mil votos. "Devo atriubuir isso à mão de Deus. Minha eleição foi uma coisa sobrenatural, um milagre", confessou. Estreante no ramo político, admitiu que precisa conhecer os tramites do legislativo nacional, mas garante que tem "sido experimentado" no relacionamento com lideranças evangélicas e que tem "vocação para fazer o bem". O novo deputado anunciou também que vai marcar posição firme em questões polêmicas, como criminalização da homofobia, kit gay e casamento entre pessoas do mesmo sexo, "Deus não é homofóbico", disparou. Reforma política e mais rigor na aplicação da lei da Ficha Limpa serão objetivo do mandato. o cantor Lázaro, que congrega na igreja Batista Lírio dos Vales, em Salvador (cidade onde teve 36 mil votos), disse que não vai legislar religião, mas afirmou que vai, "através palavra de Deus levar bom senso à cabeça das pessoas".  cantor também se disse assustado com as propostas que recebeu de vereadores de cidades do interior do estado "pedindo horrores para me apoiar". (Bocão News)
Um comentário
08
Out
Luciana Genro anunciará apoio para 2º turno nesta quarta
Postado por: Letícia Oliveira / 08:29h

A ex-candidata à Presidência Luciana Genro (PSOL) anunciará, em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (8), às 14h30, em São Paulo, o posicionamento do partido com relação ao segundo turno. A decisão será divulgada após reunião da Executiva Nacional da sigla. O pronunciamento ocorrerá no Hotel São Paulo Inn, no centro da capital paulista, e contará com a presença do presidente da legenda, Luiz Araújo, e do vice na chapa de Luciana, Jorge Paz. (BN)

Comente agora
08
Out
Sobre possível expulsão do partido por apoio a Rogério, vereador de S. A. de Jesus garante: "Não temo nada, apoiei um aliado"
Postado por: Letícia Oliveira / 08:23h

A cada dia é uma polêmica diferente na política de Santo Antônio de Jesus. Desta vez, envolve o vereador petista Cristiano Sena, que não apoiou o candidato a Deputado Estadual Uberdan Cardoso, que é do seu partido, vindo a apoiar o candidato do prefeito municipal, o Deputado Estadual Rogério Andrade. Após explicar o motivo do seu apoio e afirmar que teve a decisão pelo fato de Rogério ter vindo de uma grande caminhada, o presidente do PT no município, Zenilton Conceição, relatou que o vereador poderia ser expulso do partido devido a esse fato. Justificando a situação, Cristiano Sena foi entrevistado pela Rádio Andaiá FM, vindo a dizer que se sente lisonjeado, alegre e contente pela votação, que o povo deu para Rogério Andrade, sendo um retorno e reconhecimento pelo trabalho desempenhado. “Ele não tem nenhum envolvimento com meu mandato. Tenho minhas dificuldades, mas não tem envolvimento algum do mesmo, porém é bem fácil olharmos ao nosso redor e vermos o quanto o deputado foi e é importante para o nosso município e não poderíamos correr o risco de perde-lo”, disse, acrescentando que o PSD, partido de Rogério, é o mesmo que o do vice-governador Otto Alencar, sendo assim não há problema. A respeito da expulsão, Sena salientou que não se preocupa com isso, pois apoiou um candidato que é da base de sustentação do PT, que é o seu partido, da base do Governo Estadual e Federal, “não temo nada, apoiei um aliado e não um candidato que foi e é adversário do nosso partido. É uma pessoa que tem ajudado a construir essa Bahia, junto com Jaques Wagner e todos os partidos da base”, completou. O edil deixou a critério do presidente do partido resolver esse fato, mas reafirmou que não está com medo de nada, pelo contrário, está focado no segundo turno com o objetivo de reeleger a presidente Dilma Rousseff. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
08
Out
Imbassahy destaca crescimento da bancada do PSDB na Câmara Federal
Postado por: Letícia Oliveira / 07:32h

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), classificou nesta terça-feira (7) de “notável” o desempenho dos tucanos nas eleições para a próxima legislatura da Casa. “Nós temos hoje, no mandato, 44 deputados federais. Elegemos 54, dez a mais. É uma indicação muito clara de que os nossos quadros e as nossas propostas são valiosas, competentes e qualificadas”, destacou, acrescentando que partido elegerá também, o presidente da República, Aécio Neves. Imbassahy ressaltou ainda que a escolha do eleitorado refletiu um desejo quase unânime da sociedade por mudanças na política. “Mostra também a sensação e o sentimento de mudança que hoje o povo brasileiro tanto necessita e merece. Está de parabéns o PSDB nessa eleição de deputados federais”, disse o líder, que foi o candidato mais bem votado em Salvador. Dos 120.479 votos conquistados no estado, que o colocaram entre as votações mais expressivas da Bahia, 87.285 foram de eleitores da capital. Ao eleger 54 deputados federais para os próximos quatro anos, o PSDB se consolida como a terceira maior bancada entre os 28 partidos que terão representação na Câmara. Na contramão do crescimento tucano está o PT, que elegeu menos deputados do que em 2010. Em relação à bancada atual, o PT perdeu 18 vagas.

Comente agora
08
Out
Congresso eleito é o mais conservador desde 1964
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 07:05h

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) se mostra preocupado com a quantidade de parlamentares conservadores que foram eleitos. O órgão chega a dizer que os parlamentares que assumem em janeiro do próximo ano serão os mais conservadores desde 1964. “O novo Congresso é, seguramente, o mais conservador do período pós-1964″, disse Antônio Augusto Queiroz, diretor do Diap, lamentando a escolha dos eleitores brasileiros. “As pessoas não sabem o que fazem as instituições e se você não tem esse domínio, é trágico”, afirmou ele à Agência Estado. Na visão de Queiroz o Congresso formado pode barrar pautas como a legalização do casamento gay e a descriminalização do aborto. “Posso afirmar com segurança que houve retrocesso em relação a essas pautas. Se no atual Congresso houve dificuldade para que elas prosperassem, no próximo isso será muito mais ampliado. Houve uma redução de quem defendia essa pauta no Parlamento e praticamente dobrou (o número de) quem é contra”, diz. Só na bancada evangélica, que se manifesta contrária a esses temas, o Diap conta um grande aumento de deputados, algo que pode passar o número de 70 que fazem parte da atual bancada. “A bancada evangélica vai ficar um pouquinho maior, mas com uma diferença: nomes de maior peso dentro das igrejas para melhor coordenar e articular os interesses desse segmento junto ao Congresso Nacional.” É possível contar mais de 60 deputados federais evangélicos que foram eleitos ou reeleitos e que trabalharão juntos a partir de 2015 tendo como uma das prioridades a defesa da família tradicional. Além dos religiosos, o Diap também conta o aumento de 30% do número de candidatos policiais e militares que também representam os setores mais conservadores da sociedade, como é o caso do deputado Jair Bolsonaro reeleito no Rio de Janeiro com 464.572 votos.

Comente agora
08
Out
Mãe, pai e filha são eleitos para cargos públicos no Paraná
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:04h

Os cidadãos paranaenses elegeram três pessoas da mesma família para ocupar cargos públicos. Cida Borghetti (Pros) foi eleita vice-governadora. O marido dela Ricardo Barros (PP) foi eleito deputado federal, e a filha Maria Victoria (PP) conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa, sendo, com 22 anos, a parlamentar mais jovem na próxima legislatura. Com exceção de Maria Victória, que fará o primeiro mandato, Cida Borghetti e Ricardo Barros têm tradição política no Paraná. Ela chefiou o Escritório de Representação do Paraná em Brasília no primeiro governo de Jaime Lener, em 1998. Borghetti também foi deputada estadual duas vezes e atualmente ocupa uma cadeira na Câmara Federal. Já Barros foi eleito deputado federal em outras quatro oportunidades, assumindo agora o quinto mandato. Ele também foi prefeito de Maringá, no norte do Paraná, secretário municipal e também estadual no governo de Beto Richa (PSDB). “Eu nasci na política, cresci na política. Eu me preparei ao longo do tempo para dar continuidade a essa boa política que eu aprendi em casa”, disse Maria Victoria.

Comente agora
07
Out
Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV retorna no dia 11 de outubro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:00h

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV retorna no dia 11 de outubro e segue até o dia 24 de outubro. De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda será dividida em dois períodos diários para presidente da República, e, no caso do Amapá, para o governo do estado. Cada candidato tem 10 minutos por dia, inclusive aos domingos. Os horários das propagandas serão os mesmos do primeiro turno: no rádio de 7h às 7h40 e de 12h às 12h40. Na TV os períodos serão de 13h às 13h40 e de 20h30 às 21h10. Inicialmente serão veiculadas as propagandas dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), em seguida dos candidatos ao governo do Amapá Waldez (PDT) e Camilo Capiberibe (PSB). Com o início do horário de verão no dia 19 de outubro, o Amapá ficará atrasado em uma hora em relação a Brasília, porém os horários da propaganda gratuita não serão alterados. Além do Amapá, outros 12 estados e o Distrito Federal terão os 40 minutos de propaganda. Além das exibições na mídia, os candidatos já podem iniciar a propaganda nas ruas, com veiculação de carro som, comícios e distribuição de santinhos até do dia 24 de outubro, dois dias antes da votação.

Comente agora
07
Out
Ministro do TSE alega que pastor degradou imagem de presidente em vídeo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:08h

O pastor Silas Malafaia vem travando uma verdadeira “guerra” contra o PT nos últimos tempos. A mais nova batalha envolve a publicação de um vídeo na internet onde contrastava as declarações da presidente Dilma Rousseff na assembleia geral da ONU, com a execução de cristãos por parte dos terroristas. No último dia 24, Dilma condenou o ataque dos EUA ao Estado Islâmico e defendeu a necessidade de diálogo com o Estado Islâmico e outros grupos similares. Eles são conhecidos por seus ataques cruéis a aldeias da Síria e Iraque, onde muitas vezes crucificaram e decapitaram cristãos. No vídeo, Malafaia afirmava estar fazendo um alerta aos evangélicos e que o conteúdo poderia mudar as eleições. O PT entrou com uma ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conseguiu a retirada imediata do Youtube. O ministro Herman Benjamin concedeu liminar em favor da coligação que apoia a presidente contra Malafaia e o a Google Brasil Internet Ltda. Os advogados da petista acusam o pastor de fazer propaganda supostamente ilegal, abusar do direito de liberdade e ofender “diretos fundamentais”. “Fazendo alusão à candidata Representante, o vídeo exibe uma montagem que contém cenas cruéis e degradantes, o que teria sido reconhecido pelo próprio Sr. Silas Malafaia”, afirmam eles no processo.

Comente agora
07
Out
Franderrak comenta os seus números para deputado federal e diz não desistir: “2016 sou de novo candidato a prefeito de S. A. de Jesus”
Postado por: Samile Macêdo / 20:28h

Franderrak Mascarenhas, membro do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se candidatou desta vez, a deputado federal. Não foi eleito, mas obteve um bom número de votos, no total 3.209, dos quais, 1.165 só no município de Santo Antônio de Jesus. Ele, mesmo não obtendo a vitória, declara que se sente feliz pela ampla votação expressiva que teve, “os votos triplicaram com relação às eleições de 2010 quando fui candidato a para prefeito, tanto no município santoantoniense, quanto no Estado da Bahia. Para a gente que faz uma campanha que ainda é do milhão contra o tostão, e nós somos os candidatos do tostão, foi uma votação muito grande”, conta. Franderrak reconheceu o apoio de diversos empresários que se sentiam insatisfeitos com o modelo de política atual e estavam em busca de mudanças. Desmente o pressuposto de que se candidatou a vaga de deputado federal apenas para passar tempo, pois diz que seu partido é de propostas de mudança e projetos; por esta razão veio com o slogan “Nada como era, nada como está, nada é impossível de mudar”, frase “abraçada” por muitas pessoas. Com respeito às futuras eleições de 2016, tem de novo a intenção de se candidatar a prefeito, trazendo novos projetos e inovações, “se Deus quiser sou pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus de novo”, concluiu.

  1. Redação e Foto: Voz da Bahia - Samile Macêdo
12 comentários
07
Out
SAJ: Sobre apoio de vereador do PT a Rogério, presidente afirma que ele pode ser expulso do partido
Postado por: Anacley Souza / 19:28h

Após as afirmações do vereador Cristiano Sena (PT) sobre seu apoio declarado ao deputado Rogério Andrade (PSD) em Santo Antônio de Jesus, o presidente do PT no município, Zenilton Conceição, concedeu entrevista a Andaiá FM e falou a respeito da posição do partido em relação ao edil. Primeiramente o entrevistado salientou que o ex-prefeito Álvaro Veloso Bessa, que em 2012, foi candidato ao pleito municipal defendendo a sigla petista, não é e nunca foi presidente honorável como defendeu Sena, “Bessa nunca foi presidente da sigla, nem por honra e Uberdan Cardoso não decidiu sozinho sua candidatura. O diretório municipal apoiou em unanimidade sua decisão, e mesmo não pleiteando saiu muito mais fortalecido”, esclarece.

O apoio de Cristiano Sena a Rogério Andrade pode prejudicá-lo: Questionado sobre a postura do vereador e outros militantes que apoiaram candidatos de outros partidos e qual posição o PT municipal ira tomar, Conceição disse que irá se reunir com todo o diretório e salientou ainda que existe uma clausula no estatuto do partido que proíbe este tipo de situação e a permanência de Cristiano Sena na sigla pode estar ameaçada, “iremos discutir para definir esta situação;  realmente ele pode ser expulso da legenda. O momento agora é focar no segundo turno e a vitória da Presidente Dilma, depois disso vamos nos debruçar sobre essa questão, uma coisa é certa, o estatuto é contundente, e claro, nenhum militante pode, por qualquer razão apoiar outros candidatos que estejam ou não na base. Iremos avaliar, mas após dia 26 de outubro”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Um comentário
07
Out
ACM Neto quis antecipar a eleição de 2016, diz Pelegrino
Postado por: Anacley Souza / 17:08h

Em conversa com o apresentador Zé Eduardo, na manhã desta terça-feira (7), o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), criticou a postura do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), durante as eleições deste ano. "Cada eleição é uma eleição específica. O prefeito ACM Neto quis antecipar a eleição de 2016. Eu penso que o prefeito extrapolou um pouco. Na ânsia, ele trocou o palanque administrativo pelo eleitoral. Mas como bem disse Rui Costa, nós sabemos separar as coias", disse em entrevista na rádio Metrópole. Aina durante a conversa, o petista reeleito comentou sobre as consequências causadas em sua campanha desde a divulgação da reportagem da revista Veja, quando Dalva Sele, presidente do Instituto Brasil, acusou petistas baianos de desviarem dinheiro de obras. "Uma grande injustiça foi cometida contra mim a 15 dias da eleição. De certa forma, me prejudicou. Agora a verdade vai prevalecer. Não dá para fazer uma reportagem sem prova nenhuma. Após a eleição não aconteceu nenhum fato novo. Fui vítima de uma grande armação", dispara. Questionado se ele iria para a disputa da prefeitura de Salvador em 2016, Pelegrino desconversou. "É muito cedo para a gente falar sobre isso. Estou de corpo e alma na campanha para reeleição de Dilma Rousseff. O governo federal é fundamental para a Bahia. E depois vou definir meu futuro. Em 2016 a gente vai sentar com calma para conversar com Wagner, Rui e com nosso grupo politico", finaliza.(Bocão News)

Comente agora
07
Out
Marina reúne Rede nesta terça, e coligação anuncia posição nesta quinta (09)
Postado por: Anacley Souza / 16:49h

A candidata derrotada à Presidência Marina Silva (PSB) começa a definir na noite desta terça-feira (7) a posição que adotará na disputa do segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), informou o porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Walter Feldman. Ele esteve na tarde desta terça-feira (7) no apartamento da candidata, no bairro Vila Nova Conceição, Zona Sul de São Paulo, onde os dois conversaram por cerca de uma hora. De acordo com Feldman, na noite desta terça, a comissão executiva da Rede Sustentabilidade se reunirá para aprovar um "indicativo" da decisão, a ser sacramentada em um encontro do diretório do grupo, na quarta-feira (9). Segundo Feldman, Marina deve seguir o posicionamento da Rede. "A Rede trabalha com consenso", disse. "A Marina quer ouvir a Rede." A Rede Sustentabilidade é o grupo político de Marina Silva, que se abrigou no PSB para poder concorrer neste ano. Marina não conseguiu obter registro na Justiça Eleitoral a tempo de que a Rede pudesse disputar a eleição como um partido. Na tarde desta quarta, a Comissão Executiva Nacional do PSB se reunirá em Brasília. Após a reunião, deve ser anunciada oficialmente a posição do partido.

Comente agora
07
Out
Deputado eleito na Bahia é o mais jovem do país e afirma sonhar ser presidente
Postado por: Anacley Souza / 15:49h

Uldurico Júnior, de 22 anos, do Partido Trabalhista Cristão (PTC), é o deputado federal mais jovem deste ano no país. O estudante de Agronomia, morador de Teixeira de Freitas, região sul, e filho do ex-deputado federal Uldurico Pinto, conquistou 39.904 votos e pretende aliar o mandato ao seu curso universitário. "Sempre fui político. Quando era pequeno, assistia aos comícios e, desde os meus 18, sempre trabalhei, fazia reuniões de movimento estudantil", conta. Além do pai, o avô materno e dois tios de Uldurico estiveram no mundo da política também no cargo de deputado federal. "Nasci em Brasília quando meu pai era deputado federal, mas vim bem pequeno pra Teixeira de Freitas. Depois, no último mandato de meu pai, quando tinha 15 anos, voltei para Brasília. Morei uns cinco anos por lá, enquanto ele exercia o mandato e voltei pra cá [Teixeira de Freitas]", diz. Para o deputado, a sensação da vitória é de "sonho realizado". "Graças a Deus consegui chegar lá aos 22 anos. O povo me deu a oportunidade, é hora de mostrar serviço. Eu acho que o político não pode pensar baixo, ele pode chegar e fazer mais. Eu posso ser mais, o sonho é infinito e eu espero ser presidente do país um dia", acredita.

Comente agora
07
Out
Dilma reúne cúpula de campanha antes de encontro com governadores
Postado por: Anacley Souza / 15:36h

A presidente Dilma Rousseff se reuniu na manhã desta terça-feira (7) com a cúpula de sua campanha em Brasília para, entre outros pontos, se preparar para o encontro que terá em um hotel da cidade nesta tarde com governadores de partidos aliados que foram eleitos no primeiro turno. Além dos governadores, também estarão presentes senadores recém-eleitos, candidatos que vão disputar o segundo turno e conselheiros políticos. O objetivo é discutir estratégias que serão adotadas nesta nova etapa da eleição presidencial. A reunião desta manhã também serviu para dar continuidade ao encontro que Dilma teve ao longo de toda esta segunda (6) com a cúpula de campanha. Entre os interlocutores da presidente estão o presidente do PT e coordenador-geral da campanha, Rui Falcão, o ministro licenciado Miguel Rossetto, o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Franklin Martins, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Thomas Traumann (Comunicação Social) e Guido Mantega (Fazenda). Para o encontro da tarde, a expectativa é que participem os governadores eleitos de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), do Piauí, Wellington Dias (PT), do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), de Alagoas, Renan Filho (PMDB), e do Maranhão, Flávio Dino (PcdoB), entre outros. São esperados ainda o candidato a vice-presidente na chapa de Dilma, Michel Temer, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (G1)

Comente agora
07
Out
Abstenção na Bahia foi 1,63% maior do que na última eleição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:55h

O número de eleitores que deixaram de comparecer às urnas neste domingo (5) na Bahia sofreu um leve aumento em relação às eleições de 2010. Ao todo, 23,19% do eleitorado baiano deixaram de votar. O percentual representa um aumento de 1,63% em relação ao último pleito, quando 21,56% do eleitorado deixaram de votar. Aqueles que não compareceram às urnas neste 1º turno ainda podem justificar a ausência perante a Justiça Eleitoral. Para isso, deve entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) (baixe aqui) em qualquer seção eleitoral ou nas mesas receptoras de justificativa. Os eleitores ausentes têm o prazo de 60 dias, após cada turno de votação, para justificar sua ausência. Em números absolutos, 2.360.558 eleitores se abstiveram de votar neste último domingo (6). A Bahia possui um número total de 10.179.390 eleitores. No Brasil inteiro um total de 19,39% dos eleitores se absteve de votar. (BN)

Comente agora
07
Out
Aécio diz ser a favor de mandato de 5 anos sem reeleição
Postado por: Anacley Souza / 14:08h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, reiterou nesta terça-feira, 7, o aceno que fez à ex-senadora Marina Silva (PSB), dizendo que há convergências importantes entre as propostas de governo dela e as suas. “Reitero que nossa proposta de governo está sempre aberta às novas contribuições porque o projeto de governo está aberto aos aprimoramentos.” Apesar do aceno, ele evitou comentar a respeito do apoio de Marina, que recebeu mais de 22 milhões de votos no primeiro turno, à sua candidatura no segundo turno, na disputa pela vaga presidencial com a petista Dilma Rousseff. Para reforçar que está alinhado com Marina, o tucano frisou: “A proposta de mandato de cinco anos já está em nossas diretrizes.” Ele disse que respeita o tempo dos eventuais aliados (Marina Silva) porque não depende dele esses apoios. E voltou a dizer: “sou a favor de mandato de cinco anos, sem reeleição.” O candidato do PSDB afirmou que a tese de cinco anos de mandato sem reeleição é defendida por ele há muito tempo. E destacou que sua defesa é para todos os cargos eletivos, ressalvando que, para mudar os mandatos de prefeitos e governadores, será preciso que o Congresso aprove a medida. Segundo ele, a reeleição foi uma experiência que o Brasil viveu, “mas nada impede que você evolua”. E criticou a adversária: “A presidente Dilma acabou por desmoralizar a reeleição, misturando o público com o privado, se eu tinha dúvidas com relação à reeleição, a presidente Dilma acabou por desmoralizar.” Agência Estado)

Comente agora
07
Out
Pastor Sargento Isidório pretende disputar a presidência da Assembleia Legislativa
Postado por: Anacley Souza / 13:50h

Ex-dependente químico, ex-gay e ex-PM, o deputado estadual eleito com o segundo maior número de votos Pastor Sargento Isidório (PSC) já cobiça a vaga da presidência da Assembleia Legislativa (Al-Ba). Ele pretende substituir o atual ocupante Marcelo Nilo (PDT), que já senta na cadeira da presidência há quatro mandatos e terminou a eleição como o mais votado. Ao Bahia Notícias, Isidório comentou que já estaria articulando com os outros deputados reeleitos para conseguir alçar o posto em 2015, mesmo com a diminuição da bancada de seu partido após a futura saída da parlamentar Maria Luiza Orge (PSC). “Todos os deputados já estão tomando conhecimento depois desta entrevista que eu preciso de todos, independente de partido. Não quero saber se apoiou Paulo Souto, Rui ou Lídice”, disse Isidório. O seu apoio ao governador eleito Rui Costa (PT) está confirmado, apesar da adesão de seu partido à coligação da campanha de Paulo Souto (DEM). Ele qualifica Jaques Wagner como o “melhor governador” que a Bahia teve e afirma que o petista nunca negou algo à capital baiana, cidade onde o parlamentar obteve maior parte dos seus votos – Isidório foi o candidato mais bem votado na capital, com 58.338 registros de sufrágio.

Comente agora
07
Out
Prefeito de Itabuna será julgado pelo TCM
Postado por: Anacley Souza / 13:16h

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), o Vane, será julgado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na próxima quinta-feira (9). O julgamento é referente à prestação de contas do exercício de 2013. O relator do processo é o conselheiro Plínio Carneiro Filho.(Bocão News)

Comente agora
07
Out
Apesar de ser do mesmo partido, vereador de SAJ diz que não votou em Uberdan e explica: “Rogério já vem de uma longa caminhada”
Postado por: Letícia Oliveira / 12:38h

Apesar de ser do mesmo partido que o vereador e professor Uberdan Cardoso do PT (Partido dos Trabalhadores), que se candidatou a deputado estadual em Santo Antônio de Jesus, o vereador Cristiano Sena não o apoiou. Sena garantiu que sustentou a candidatura do deputado Rogério Andrade (PSD), “apoie o candidato do prefeito Humberto Leite (PDT)”, disse. Em entrevista a Recôncavo FM, o edil comunicou está muito contente com o resultado das eleições na Bahia, em especial com os deputados votados no município voltando a citar o nome de Rogério, “reconheço o seu trabalho não só na cidade, como no estado da Bahia. Santo Antônio de Jesus deu um presente a ele, já que foi o momento da eleição em que foi o mais votado no município. Rogério vem sempre realizado um excelente trabalho na cidade”, disse.

Por que Cristiano não apoiou o vereador Uberdan? Questionado sobre o que pesou para decidir apoiar o deputado e não seu colega petista, o vereador comunicou que Cardoso é atuante e inteligente, porém ficou decidida a sua pretensão pela à candidatura de Rogério, “a princípio eu até disse que apoiaria meu colega de partido, mas desta vez, eu entendia que o momento de Santo Antônio de Jesus era oportuno para Andrade, eu acho que por ser um deputado de mandato a possibilidade dele de eleição era muito grande, não poderíamos perder a oportunidade de ter um representante na cadeira do legislativo, sabemos que é uma disputa muito dura e difícil. Uberdan está em seu segundo mandato e Rogério já vem de uma caminhada de anos, então estava mais possível a sua eleição do que do nosso amigo professor”, destacou. Ainda conforme o entrevistado, não houve nenhum problema em estar junto a Rogério Andrade, sendo assim se sentiu tranquilo em apoiá-lo. Cristiano ainda comentou que em reunião com o partido em nenhum momento disse que era contra a candidatura do seu colega, mas alegou que seu apoio foi direcionado conscientemente ao deputado.

Redação: Voz da Bahia - Letícia Oliveira/ Foto: Eliandson José

Um comentário
07
Out
Dilma Rousseff desembarca na quinta-feira em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 12:31h

A presidente Dilma Rousseff (PT) desembarca nesta quinta-feira na capital baiana, e junto ao novo governador da Bahia, Rui Costa (PT), e Otto Alencar (PSD) eleito senador, além do governador Jaques Wagner (PT), realiza caminhada até a igreja do Bonfim. A concentração será às 11h, no Largo de Roma. O evento foi confirmado pela assessoria da campanha da petista na Bahia. A intenção da presidente é agradecer aos 61% votos da maioria dos baianos. (Política Livre)

Comente agora
07
Out
No Recôncavo baiano, Rui venceu Souto nas principais cidades
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:26h

O governador eleito pelo PT, Rui Costa, venceu seu principal adversário em praticamente todas as cidades que compõem o Recôncavo baiano. Dos 152.792 votos válidos computados na soma de ambos, Rui levou 92.131 nas seis principais cidades consultadas reportagem, contra 60.661 mil para o demista. Souto só venceu em São Félix com 50,28% dos votos válidos contra 46,72% de Rui Costa. Rui venceu em Santo Antonio de Jesus, Santo Amaro, Cachoeira, Maragojipe, Cruz das Almas e Amargosa. O maior índice do petista foi computado na terra dos Velosos, em Santo Amaro da Purificação. O futuro líder baiano levou 61,69% dos sufrágios válidos.
Confira os percentuais de Rui e Souto no Recôncavo da Bahia:
 
Santo Antônio de Jesus
Rui – 53,15%
Souto – 38,67%
 
Santo Amaro
Rui – 61,69%
Souto – 31,55%
 
Cachoeira
Rui – 53,35%
Souto – 39,02%
 
São Félix
Rui – 46,72%
Souto – 50,28%
 
Maragojipe
Rui – 58,55%
Souto – 38,02%
 
Cruz das Almas
Rui – 57,01%
Souto – 37,34%
Amargosa
Rui – 55,05%
Souto – 32,68%
Fonte: Bocão News

Comente agora
07
Out
"Fui vítima de armação", diz Pelegrino sobre acusação de desvio de dinheiro
Postado por: Letícia Oliveira / 12:26h

O deputado federal (PT) Nelson Pelegrino foi entrevistado nesta terça-feira (7) pela Rádio Metrópole. O petista falou sobre a campanha para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. "DIlma vai fazer mais 3,5 milhões de casa para o programa "Minha Casa Minha Vida". A reeleição dela é fundamental para a Bahia. Sou testemunha que Rui e Wagner ajudaram a aprovar projetos junto a presidente DIlma para a Bahia", disse. Pelegrino comentou sobre as denúncias da presidente da ONG Instituto Brasil, que acusa o PT da Bahia de desvio de dinheiro. "A 15 dias da eleição foi covarde. Prejudicou minha campanha. A reportagem saiu no domingo e na segunda eu já entrei com uma queixa contra ela. Não pode fazer reportagem sem prova nenhuma. Não existe! Isso é lamentável. Fui vítima de uma grande armação", afirmou.

Comente agora
07
Out
Após ficar como suplente, Robinson Almeida opina sobre eleições: "Há existência de má fé nessas pesquisas"
Postado por: Letícia Oliveira / 11:45h

O ex-secretário de comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, concorreu a uma vaga para Deputado Federal e teve uma campanha significativa em Santo Antônio de Jesus, junto ao Partidos dos Trabalhadores, que teve como candidato a deputado estadual no município o vereador Uberdan Cardoso. Em entrevista a Andaiá FM, Robinson, que ficou na segunda suplência, informou que gostaria, inicialmente, de agradecer ao povo de Santo Antônio de Jesus pelos 1.745 votos de confiança dados nessa eleição, agradeceu também a votação e vitória da presidente Dilma Rousseff na cidade e de Rui Costa, o novo Governador da Bahia, assim como o senador Otto Alencar. Ele afirmou ter uma avaliação muito positiva do processo eleitoral deste ano, onde o povo comprovou que quer seguir mudando na Bahia e no país, visto que, em sua visão, Dilma possui uma grande chance de ganhar o segundo turno e seguir no seu segundo mandato. “Mais uma vez o idealizador dessa campanha, o governador Jaques Wagner vence e surpreende positivamente colocando nosso candidato como vencedor pela terceira vez consecutiva na Bahia”, destacou.

Resultado das pesquisas: Sobre as pesquisas que erraram os resultados da eleição, Almeida frisou: "há existência de má fé nessas pesquisas", completou ainda que há incompetência e desconhecimento das realidades locais. Citando como exemplo o resultado na Bahia, Robinson comentou que os institutos nacionais não vivem a dinâmica política de cada estado e cidade, então se um instituto que trabalha só em Salvador for fazer uma pesquisa em uma cidade do interior pode vim a cometer erros metodológicos por desconhecimento, “pelo que eu acompanho e estudo, na Bahia os institutos fazem a réplica do que apresentam em outras unidades da federação, pois pesquisam nos aglomerados urbanos, nas sedes do município. A Bahia é um estado com maior população rural do país, na zona rural moram quatro milhões de baianos, então a pesquisa não é feita nesses lugares e a realidade que eles captam são dos grandes centros urbanos e por isso cometem esses erros”, complementou. Na sua opinião, ele alegou ser necessário uma revista na contratação desses institutos.

Comente agora
07
Out
Número de ex-policiais eleitos deputados aumenta 25%
Postado por: Letícia Oliveira / 11:08h
O número de parlamentares ex-policiais eleitos no pleito de domingo cresceu 25% em relação à eleição anterior. Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, esses deputados federais e estaduais tendem, além de se dedicar ao tema da segurança, a se organizar em "bancadas" para defender temas ligados à classe policial e para apoiar posições políticas comuns. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), policiais militares, civis e federais conquistaram 55 cadeiras nas assembleias estaduais e na Câmara federal nas eleições deste ano. No pleito anterior, o número de cargos alcançados foi de 44. Dos parlamentares ex-policiais eleitos no domingo, 15 são deputados federais e 40 estaduais. De acordo com analistas, no Legislativo – principalmente na Câmara Federal - esses parlamentares tendem a trabalhar com temas relacionados à segurança, como debates sobre mudanças na legislação penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, a reforma do sistema prisonal e políticas sobre drogas e menores infratores. Entre os temas que devem estar na agenda desses novos parlamentates devem estar ainda a regulamentação dos papéis das polícias, a redução da maioridade penal e a punição mais dura a criminosos que cometem crimes contra policiais. (Terra)
Comente agora
07
Out
Bahia elege deputado federal mais jovem do país; Uldurico Júnior tem 22 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:06h

A Bahia elegeu neste domingo (5) o deputado federal mais jovem do país. Trata-se de Uldurico Júnior (PTC) de apenas 22 anos. Ele teve 39.904 votos e vai ocupar uma das 39 cadeiras destinadas aos deputados baianos na Câmara Federal. "'É um orgulho muito grande ter sido eleito e recebido a confiança do povo baiano, que acreditou em mim, apesar tão jovem. Isso aumenta ainda mais meu compromisso em representar bem a Bahia na Câmara dos Deputados e honrar a tradição política de minha família em Brasília", disse em entrevista ao site Radar 64. Uldurico tem uma forte tradição política nos dois sobrenomes - Alencar e Pinto. O avô materno, José Alencar Furtado, foi deputado federal pelo Paraná por três mandatos. Outra influência política familiar foi o deputado federal Chico Pinto, cassado durante a ditadura, que era casado com a tia materna do mais novo parlamentar.

Comente agora
07
Out
Edy Diniz sobre votos de Rogério Andrade em S. A. de Jesus: "O povo mostrou que quer ele na eleição municipal"
Postado por: Letícia Oliveira / 10:18h

O candidato a Deputado Estadual pela cidade de Santo Antônio de Jesus, Edson Diniz, obteve 1.148 votos no município, número esse que foi bom para quem lançou pela primeira vez a candidatura. O total de votos obtidos por ele na Bahia foi de 2.380. Em entrevista a Andaiá FM, ele afirmou que está muito satisfeito com o resultado, inclusive agradeceu a todos que confiaram em suas propostas e votaram nele. “Passamos nossa mensagem como era o objetivo, cumprimos todas as etapas de maneira ética e honrada, trabalhamos com uma equipe de primeira e digna, nossa campanha foi toda estruturada com etapas de pinturas de muro, colocação de placas, dentre outros”, disse, acrescentando que na última reunião foi dito que o importante foi a campanha vitoriosa e não o resultado. Na oportunidade ele citou alguns de seus concorrentes, parabenizando-os pela garra com que se colocaram na disputa. Sobre a eleição de Rogério Andrade, que foi o deputado mais votado em Santo Antônio de Jesus, Edy afirmou que esses números o deixou apto a enfrentar o pleito eleitoral, “acho que o povo mostrou que quer ele disputando a eleição municipal da nossa cidade, então eu acho que foi interessante”, completou. O entrevistado deixou claro que continua firme no seu grupo político. 

Votos para Alan Sanches:

Comente agora
07
Out
Candidato mais rico do país é derrotado em eleição
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:08h

Não basta ter grana. Muitas vezes, é preciso mais do que capital. Deve ter sido isto que faltou ao candidato ao senado pelo Paraná. Marcelo Almeida, do PMDB, que mesmo como o bolso cheio teve que se contentar com o terceiro lugar na disputa por uma vaga no estado. Almeida obteve 8,73% dos votos. Ele é o candidato mais rico do Brasil, com patrimônio avaliado de R$ 740,5 milhões. O maior aporte do valor se dá pela participação com 1,1 bilhão de cotas na companhia Participare LTDA no valor de R$ 676,5 milhões. Almeida ainda tem R$ 25,8 milhões de ações na Pio XII Participações S/A e R$ 1,2 milhão na Pater Administração e Participações LTDA. A soma não para. Marcelo Almeida ainda tem R$ 11 milhões em um plano de previdência VGBL do Banco do Brasil, R$ 130 mil em contas correntes em diversos bancos e R$ 2,5 mil em um VGBL no Itaú Unibanco. Se você pensa que terminou, Almeida ainda possui R$ 14,3 milhões em um fundo de investimento no Banco do Brasil, oito carros que valem, juntos, R$ 744 mil e várias propriedades imobiliárias no valor de R$ 7,4 milhões. O candidato certamente está acima da média dos brasileiros, mas em renda. Com informações do Infomoney.

Comente agora
07
Out
Sem conseguir se reeleger, Argôlo pode ter mandato cassado
Postado por: Letícia Oliveira / 10:01h

Aos 31 anos, o deputado federal Luiz Argolo (SD) está indo para o cadafalso. Nesta quarta-feira (8), após o marasmo vivido pela Câmara Federal por conta das candidaturas nos Estados, o Conselho de Ética vai levar o parecer do relatório do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), que vai, segundo fontes, pedir a cassação do mandato de Argolo, por quebra de decoro por causa das suas relações com o doleiro Alberto Youssef, acusado de participar de um esquema que desviou US$ 10 bilhões. Como se não bastasse a grande possibilidade de perder o mandato e ficar oito anos inelegível, Argôlo ainda está de resseca após perder as eleições do último domingo. Depois de 12 anos, ele ficará sem mandato. (Bocão News)

Comente agora
07
Out
Rui pretende aumentar vantagem de Dilma para Aécio na Bahia para 4 milhões de votos
Postado por: Letícia Oliveira / 09:55h

Ainda em clima de vitória, o novo governador da Bahia, rui Costa (PT), afirmou que o objetivo do PT é conseguir uma vantagem de aproximadamente 4 milhões de votos de vantagem  no estado para a presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, no segundo turno das eleições, em relação ao tucano Aécio Neves (PSDB). No primeiro turno, a petista alcançou 4.292.325 na Bahia, com uma vantagem de cerca de 3 milhões de votos. Rui disse ainda que a estratégia dos petistas é melhorar o desempenho de Dilma nas cidades onde ela teve menos de 60% dos votos, sua média na Bahia. (Metro1)

Comente agora
07
Out
Marina Silva apoiará Aécio Neves no segundo turno, diz jornal
Postado por: Letícia Oliveira / 09:47h

A candidata derrotada Marina Silva irá apoiar o candidato pelo PSDB Aécio Neves no segundo turno da corrida presidencial. Quem informa é a colunista Sonia Racy, do jornal Estado de S. Paulo. Segundo a jornalista, o PSB está dividido. Roberto Amaral, presidente do partido, pretende apoiar a presidente Dilma. Já os políticos mais próximos da ex-senadora defendem o tucano. Apesar disso, Marina ainda não anunciou o seu apoio formalmente. A expectativa é que a socialista se defina até a próxima quinta-feira (9).

Comente agora
07
Out
Presidente: Ibope e Datafolha devem divulgar pesquisa para 2° turno na quinta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:44h
Os maiores institutos de pesquisa do Brasil, Ibope e Datafolha, registraram no último sábado (4), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira pesquisa para o segundo turno da corrida presidencial. Os entrevistadores estão em campo desde esta terça-feira (7) e concluem na próxima quinta-feira (9). O Datafolha vai entrevistar 2884 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo BR-01068/2014. Ja o Ibope entrevistará 3010 pessoas, sob o protocolo BR-01071/2014.
Um comentário
07
Out
PMDB ultrapassa PT e terá o maior número de cadeiras nas Assembleias
Postado por: Letícia Oliveira / 08:17h

O PMDB é o partido que terá o maior número de deputados estaduais pelo país. São 142 parlamentares eleitos no domingo (5), cinco a menos que em 2010, mas 34 a mais que o segundo colocado, o PT. O PT foi um dos partidos que mais perderam cadeiras. Terá 108 representantes (contra os 149 da legislatura anterior). O PSDB continua na terceira posição, com 97 eleitos – o número, no entanto, também é menor que o da eleição passada (123). Já o estreante PSD terá 75 deputados nas Assembleias pelo país, um número expressivo para uma primeira eleição estadual. Outros partidos novos, como o PROS (30 eleitos) e o SD (23 escolhidos), também ajudaram a reduzir o número de deputados dos outros partidos. São, ao todo, 1.059 deputados estaduais no Brasil. No Sudeste, o PSDB é o que mais terá cadeiras (35), em parte pela boa votação em São Paulo. Nas outras quatro regiões do país, o PMDB lidera. (G1)

Comente agora
07
Out
Apesar do resultado nas urnas, Eliana Calmon diz estar 'satisfeita'
Postado por: Letícia Oliveira / 08:09h

A ex-candidata ao Senado na chapa de Lídice da Mata (PSB), a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon (PSB), disse estar satisfeita com o resultado nas urnas, mesmo com a derrota para o postulante do PSD, Otto Alencar. “Estou satisfeita com o resultado obtido, foram mais de meio milhão de votos de eleitores que estão querendo a mudança do atual sistema político. Quero agradecer a cada um que acreditou no nosso projeto e confiou na minha trajetória. Saio vitoriosa desta eleição e com a certeza de que não desistirei da minha Bahia”, disse. Ela comemora que em Salvador alcançou 20% dos votos válidos, no total de 211 mil votos. “Como cidadã, foi uma experiência singular; como política, aprendi muito e tenho material para dizer como é a política por dentro e não apenas na legislação”, declarou. (BN)

Comente agora
07
Out
Bahia está no centro das estratégias para 2º turno das eleições
Postado por: Letícia Oliveira / 08:03h

Os  10 milhões de eleitores da Bahia deverão estar no centro das atenções dos dois candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições deste ano no próximo dia 26. De um lado, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), conseguiu no estado 4,1 milhões de votos e deverá trabalhar para manter ou ampliar a vantagem em relação ao senador Aécio Neves (PSDB), que alcançou 1,2 milhão de votos e tentará, ao menos, diminuir a vantagem por aqui. Em um primeiro turno no qual a diferença da primeira colocada para o segundo foi de 8,3 milhões de votos, que representaram oito pontos percentuais, a Bahia contribuiu com 3 milhões de votos para a primeira colocada. Ou seja, deu a Dilma 36% da vantagem registrada em relação a Aécio. Foi, de longe, a maior frente que ela teve em relação ao tucano em números absolutos e, percentualmente,  a quarta maior vitória, atrás do Piauí (70%), Maranhão (69,5%) e Ceará (68%).  O resultado por aqui foi quase tão importante para Dilma quanto a vitória em São Paulo foi para Aécio. Lá, o tucano alcançou a maior vitória em número de votos no primeiro turno. Foi o escolhido por 10,1 milhões de eleitores, somando 44% dos votos válidos, contra 5,9 milhões, 25,82% de Dilma. O estado do Sudeste deu a Aécio Neves uma diferença favorável de 4,2 milhões de votos.  Um dos sinais de que Aécio tem espaço para crescer aqui no estado está na diferença entre a votação alcançada pelo candidato do DEM ao governo, Paulo Souto, e a dele. Aécio teve apenas metade dos 2,4 milhões de votos do candidato apoiado por ele para o governo do estado, o que indica uma margem de crescimento de 1,2 milhão de votos. Isso sem contar mais 1,2 milhão de votos, que foram dados à candidata do PSB, Marina Silva, que também entrarão na disputa. 

Comente agora
07
Out
Luciana Genro ganha mais votos que Pastor Everaldo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:55h

Ao contrário do que mostravam as pesquisas eleitorais, o Pastor Everaldo (PSC) não ficou em quarto lugar entre os quatro mais votados entre os candidatos à Presidência da República, ficando atrás de Luciana Genro (PSOL). A filha do governador do Rio Grande do Sul chegou a dizer em entrevista que se sentiria vitoriosa se tivesse mais votos que Everaldo, candidato que ela se negou a chamar de pastor. As contagens de voto mostraram que Luciana teve 1.612.186 votos contra 780.513 votos de Everaldo, que ficou em quinto lugar com 0,75% dos votos válidos para Presidente. Na visão de Luciana, ter mais votos que Pastor Everaldo significaria que há mais progressistas que reacionários. “Nosso objetivo é vencer a eleição. Mas ganhar do Everaldo já será uma vitória importante para as bandeiras que represento”, disse ela em entrevista ao jornal O Globo. “Se o Everaldo acabar na minha frente, é sinal de que os setores reacionários estão com mais força do que os progressistas”. O PSOL considera como reacionários todos que são contra bandeiras como o casamento gay, a descriminação do aborto e das drogas. O termo reacionário é uma forma pejorativa de se referir a quem é contra a chamada “revolução” defendida pelos marxistas que desejam implantar o socialismo. Na mesma entrevista Luciana afirmou que se vencesse de Everaldo significaria que tais bandeiras possuem mais força que a ala conservadora representada pela candidatura do PSC.

Comente agora
07
Out
Sargento Vinícius agradece população de Stº. Antº. de Jesus pelos votos dados a Marcos Prisco
Postado por: Letícia Oliveira / 07:41h

O integrante da ASPRA (Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia), soldado e vereador de Salvador Marcos Prisco, foi eleito a Deputado Estadual na Bahia. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, o vereador SG Vinícius, presidente da ASPRA em Santo Antônio de Jesus falou sobre a vitória, agradecendo, inicialmente, pela quantidade de votos que o seu colega teve na cidade. “Agradeço a Deus pela força, garra e coragem que deu a mim e a todos os companheiros da Aspra e policiais militares da cidade para enfrentarmos essa batalha da campanha eleitoral, ajudando nossos candidatos”, disse, acrescentando que a população acreditou nas propostas apresentadas como o melhor na construção de um novo cenário político para Santo Antônio de Jesus. Marcos foi o terceiro deputado mais votado do Estado da Bahia. O edil citou ainda o nome de Bebeto Galvão, que foi eleito Deputado Federal e teve uma boa votação no município. “Não foi fácil, foi uma campanha sem recursos, apenas olhando nos olhos das pessoas, mas Graças a Deus saímos vitoriosos”, destacou. Ainda segundo ele, Prisco conseguiu perante Justiça, uma liminar de duas horas para poder se deslocar ao colégio, onde vota para exercer seu papel de cidadão, mas não pôde comemorar, nem ficar junto com os amigos e familiares, já que teve que ficar em casa aguardando o encerramento da votação. Vinícius salientou que toda injustiça que está sendo feita com o vereador foi respondida com a vitória do mesmo nas urnas, comentando que a sociedade acreditou que é possível lutar contra essas forças políticas que querem de forma autoritária e fascista dominar e governar o Estado da Bahia.

Diálogo entre ASPRA e Governo:

Comente agora
07
Out
Marina deve anunciar apoio a Aécio no 2º turno
Postado por: Letícia Oliveira / 07:25h
Um dia após ter ficado fora da disputa pela Presidência da República, Marina Silva (PSB) começou a calibrar o discurso e negociar o formato do anúncio de seu apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições. A ex-senadora estuda a melhor maneira de se colocar ao lado do tucano sem parecer incoerente com a postura de "nova política" que defendeu durante a campanha e enumera pontos de seu programa de governo que pedirá que sejam incorporados pela candidatura do PSDB. A reforma política, com o fim da reeleição, a educação em tempo integral e a sustentabilidade estão entre os itens colocados à mesa pela ex-senadora. Todos eles já aparecem contemplados no programa de governo tucano. Nesta segunda (06), Marina reuniu seus principais aliados no apartamento em que se hospeda em São Paulo. Ouviu a opinião de todos mas deixou claro que, caso não haja consenso entre o PSB, partido que a abriga desde outubro de 2013, e a Rede Sustentabilidade, seu grupo político, tomará uma posição individual pró-Aécio. "A avaliação é que não dá para ter mais quatro anos desse governo. Isso é ponto pacífico. O nosso compromisso é com o movimento de mudança", disse João Paulo Capobianco, um dos mais próximos assessores de Marina.
Comente agora
07
Out
Resultado do 1º turno foi o mais rápido, diz TSE
Postado por: Letícia Oliveira / 07:20h

A divulgação do resultado do primeiro turno da eleição presidencial, quatro minutos antes das 20h, foi a mais rápida da história da Justiça Eleitoral, de acordo com o TSE. Nesse domingo, 5, os candidatos que iriam se enfrentar no segundo turno - Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) - foram conhecidos às 19 horas 56 minutos e 28 segundos, com 91% dos votos válidos apurados. Em 2010, a definição do segundo turno entre Dilma e José Serra (PSDB) aconteceu por volta das 21h. A proclamação oficial do resultado será feita na sessão ordinária do TSE de amanhã, 7, às 19h. Depois de 48 horas da proclamação, o horário eleitoral gratuito para presidente poderá ser reiniciado. Na prática, os programas podem ser veiculados já na quinta-feira à noite, dia 9, mas a decisão depende de um acordo entre os partidos. Os partidos políticos devem comunicar ao TSE ainda amanhã a definição sobre a data de início do programa eleitoral. O presidente da Corte, Dias Toffoli, irá informar a decisão dos partidos - com base nas datas fixadas pelo TSE - logo após a proclamação do resultado. O TSE divulgou nesta segunda balanço geral do primeiro turno das eleições. No total, 115,122 milhões de eleitores foram às urnas (80,61% do eleitorado).

Comente agora
07
Out
Maioria dos deputados federais mais votados é parente de políticos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:10h

Na eleição deste ano, em que a renovação na Câmara dos Deputados ficou em 43,5%, chama a atenção o fato de terem algum grau de parentesco com políticos de destaque de seus estados os parlamentares campeões de votos. Numericamente, Celso Russomano, eleito pelo PRB de São Paulo, foi o que conseguiu domingo o maior número de votos entre os candidatos a deputado federal. Russomano, que foi deputado federal por quatro legislaturas, conquistou 1,52 milhão de votos (7,26%). O segundo mais votado numericamente foi Tiririca (PR-SP), que conquistou pouco mais de 1 milhão de votos (4,8%) dos votos válidos de São Paulo. Em 2010,Tiririca recebeu 1,3 milhão de votos. Artur Bisneto, do pelo PSDB do Amazonas, que recebeu 15,13% dos votos no estado, maior percentual de votos válidos para deputado nesta eleição, é filho do ex-senador e atual prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto. O segundo maior percentual de votos, 14,95%, foi para Shéridan (PSDB-RR), esposa do ex-governador de Roraima José Anchieta. Com 12,57% dos votos de Mato Grosso do Sul, o ex-governador Zeca do PT foi o campeão de votos no estado. (Agência Brasil)

Comente agora
07
Out
Otto diz que expectativa de vitória na eleição existia desde agosto
Postado por: Letícia Oliveira / 07:01h

Otto Alencar chegou ao Senado após passar por diversas funções públicas. Foi presidente da Assembleia Legislativa, duas vezes vice-governador – de César Borges, entre 1998 e 2002, e de Jaques Wagner, entre 2010 e 2014 -, e governador tampão em 2002. Eleito neste domingo (5), Otto confirmou que ser senador é a realização da sua carreira e afirmou ter certeza da vitória, mesmo antes do início da apuração. “Nós já tínhamos essa expectativa de ter uma eleição vitoriosa desde agosto”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias. Questionado sobre supostas irregularidades na aquisição dos ferries Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi, tema que veio à tona durante a corrida eleitoral, foi enfático: “não tem polêmica nenhuma”. “É maluquice do adversário”, completou. (BN)

Comente agora
07
Out
Aécio diz ter mais convergências do que divergências com Marina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:35h

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou nesta segunda-feira (6) após encontro com aliados e membros do partido em São Paulo, que possui mais convergências do que divergências com Marina Silva (PSB), presidenciável derrotada na votação do primeiro turno, neste domingo (6). Aécio disputará o segundo turno das eleições em 26 de outubro ao lado a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição. No domingo, ele obteve 33,55% dos votos válidos - enquanto Dilma obteve 41,59% - e venceu Marina (21,32%) para disputar na próxima etapa do pleito. Segundo o Blog do Camarotti informou nesta segunda, aliados de Marina defendem apoio ao tucano desde que ele se comprometa a assumir três compromissos programáticos de Marina. Aécio foi questionado nesta segunda por jornalista sobre os pontos levantados pela campanha da ex-senadora. “Tenho absoluta convergência com esses pontos. Pelo que nós queremos e avaliamos, se você reparar, verá que temos mais convergências do que divergências. Levo com grande serenidade qualquer manifestação de apoio para o segundo turno”, disse. De acordo com o blog, a campanha de Marina quer que Aécio garanta apoio à sustentabilidade, ao fim da reeleição e a manutenção de conquistas sócio-econômicas. O candidato confirmou ter recebido ligação de Marina para cumprimentá-lo sobre o resultado do primeiro turno, mas afirmou que é preciso "dar tempo ao tempo" no que diz respeito a um eventual apoio da candidata derrotada para o segundo turno. “Temos que dar tempo ao tempo. Cabe à liderança saber o tempo para tomar essa decisão. Não cabe a mim avançar nesse tempo”, declarou. O tucano disse, ainda, que seguirá em campanha com o sentimento de que possui "as melhores condições de fazer o Brasil encontrar um destino melhor". "A minha candidatura não é de um partido ou de uma aliança de partidos, é uma candidatura que carrega a possibilidade concreta do Brasil se reencontrar com o desenvolvimento, com a geração de emprego, com a saúde e segurança", declarou.

Comente agora
07
Out
Dilma diz que vai fazer comparação entre governos na disputa com Aécio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:30h

Um dia após a realização do primeiro turno das eleições, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, afirmou nesta segunda (6) que, na disputa de segundo turno, vai fazer uma comparação entre os governos do PT e do PSDB, partido do adversário Aécio Neves. Dilma convidou jornalistas para uma entrevista no Palácio da Alvorada, residência oficial, em Brasília. "Nós vamos ter mais uma vez no Brasil dois projetos se confrontando e esses dois projetos têm uma peculiaridade. Ambos têm práticas de governo que ocorreram. Não vamos comparar só programas, mas também governos muito concretos, que apresentaram propostas para o Brasil e tiveram tempo de fazer, ao contrário de quem nunca tinha governado o país antes", disse a petista. Mais cedo, ela recebeu integrantes de sua campanha no palácio, para tratar da nova fase da disputa. Na votação de primeiro turno, Dilma teve 43,2 milhões de votos (41,59%) e Aécio, 34,8 milhões (33,55%). A candidata do PSB, Marina Silva, que até a última sexta (3) aparecia em segundo lugar nas pesquisas, obteve 22,1 milhões de votos (21,32%). Na própria entrevista, a presidente passou a citar números de escolas técnicas construídas em seu governo e no de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002. "Eles jamais colocaram os pobres no Orçamento. Todas as políticas sociais foram restritas, feitas para poucas pessoas. O Brasil tem 202 milhões de habitantes, então as políticas que fazem a diferença têm que ser compatíveis com esse número de habitantes", ressaltou. 

Marina: 

Comente agora
06
Out
Esportistas nas eleições: Bobô se dá bem, mas Popó não é reeleito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:46h

Tem se tornado cada vez mais frequente pessoas que fizeram ou fazem parte do meio esportivo, seja como atleta ou como parte da imprensa após a aposentaria, se tornarem candidatos a cargos políticos. Na Bahia, por exemplo, neste ano não foi diferente. Um dos ídolos da história do Bahia, Raimundo Nonato Tavares, mais conhecido como Bobô, foi eleito deputado estadual pelo PC do B com 27.242 votos (0,40%). Outro candidato baiano, Acelino “Popó” Freitas não teve a mesma sorte. Candidato a reeleição para deputado federal pelo PRB, o ex-boxeador, com quase 23.017 (0,35%) votos perdeu a eleição. Pelo Brasil afora há casos de sucesso, como o até então deputado federal do PSB, Romário, que foi eleito senador no Rio de Janeiro com 4,6 milhões (63,43%) dos votos. Companheiro de Romário no título da Copa do Mundo de 1994 com a seleção brasileira, o baiano Bebeto foi eleito deputado estadual pelo partido Solidariedade, com cerca de 58 mil votos, também no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, foi eleito deputado federal pelo PT, com aproximadamente 160 mil (0,81%) votos, sendo o 18°candidato ao cargo mais votado e o mais votado do partido no estado. Mas, também há os casos de insucessos, dentre eles o atual presidente do Vasco, Roberto Dinamite, que se candidatou a deputado estadual pelo PMDB no Rio de Janeiro e perdeu com 9.452 votos. Quem também saiu derrotado nas urnas foi o ex-jogador Paulo Rink, que contou até com a ajuda do alemão Schweinsteiger, campeão da Copa do Mundo 2014. Candidato a deputado federal no Paraná pelo PPS, Rink teve 19.307 votos, mas não se elegeu.

Comente agora
06
Out
Mulher de Aécio é chamada de gata e “ganha voto” na internet
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:22h

O nome dela é Letícia Weber e ela já é figura conhecida no meio político, mas, com a visibilidade de uma eleição presidencial, a mulher do candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) virou um dos assuntos mais abordados pelos eleitores, principalmente nas redes sociais. Com 34 anos, a postulante a primeira-dama é uma modelo gaúcha que conhece Aécio Neves desde 2007. Entre idas e vindas, os dois construíram um relacionamento, que foi oficializado em 2013. Há uma semana, os dois batizaram o casal de filhos gêmeos que tiveram em junho. Mesmo com presença garantida em vários compromissos do candidato, parece que alguns eleitores passaram a conhecer Letícia apenas no dia do pleito. “É sério mesmo que aquela loira é a mulher do Aécio”, disse a internauta Gisele Souza no Twitter. “Meu Deus, a mulher do Aécio é importada de Hollywood”, brincou a internauta Samara. Entre os homens, ela foi elogiada de todas as maneiras e muitos queriam votar na própria Letícia.

Comente agora
06
Out
Bolsonaro quer ser Presidente em 2018: ‘A direita tem cara, tem voto, tem vergonha na cara’
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:18h

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP), reeleito no Rio de Janeiro com expressivos 464.572 votos, pretende ser Presidente da República em 2018. “Eu pretendo disputar como presidente da República. Se o meu partido não sinalizar para isso, eu vejo para onde eu posso ir. A direita tem cara, tem voto, tem vergonha na cara”, disse o líder do PP no Rio, que ainda conseguiu eleger o filho, Eduardo, por São Paulo, para ser seu companheiro de Congresso. Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, seu outro filho, Flávio, se reelegeu deputado estadual – foi o terceiro mais votado. “Eu fiz uma campanha com R$ 200 mil, com uma equipe de 20 pessoas, com amigos. Eu não tenho líder comunitário comigo. Não tenho um cargo indicado, sindicato, não tenho nada. Não tenho nicho nenhum. Essa é a minha origem”, afirmou. "Quem não gosta de mim, não gosta. Não posso agradar a todos e nem quero. Minhas bandeiras continuarão sendo as mesmas”. Bolsonaro é contra o desarmamento, a união civil entre pessoas do mesmo sexo, legalização da maconha e manutenção da maioridade penal em 18 anos de idade, além de defender o fim da Comissão Nacional da Verdade, que investiga casos de tortura e morte na ditadura – ou, como prefere, a Revolução de 64. "Nós, militares, costumamos dizer que eles (membros da comissão) não têm coerência. Ela (presidente Dilma) faz uma comissão onde ela escolhe a dedo as pessoas. É uma vergonha isso tudo”, brada. Em seu discurso fica claro ainda que ele espera atingir principalmente o eleitorado anti-petista. “A Petrobras tem que ser ‘despetizada’. Só tem petista da ociosidade e do sindicalismo. Vão querer inviabilizar o governo destruindo o trabalho do processo. É por isso que o PT desarmou o povo. Eu defendo o amplo direito a defesa, como do Estado totalitário. O PT tem medo de uma revolução popular”, finalizou. Informações do Terra.

Um comentário
06
Out
Marina definirá até quinta se dará apoio a Aécio Neves
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:16h

A ex-ministra Marina Silva deverá anunciar oficialmente até quinta-feira, 9, se apoiará ou não o tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial. De acordo com informação de pessoas próximas com as quais conversou desde a divulgação do resultado da eleição, no domingo à noite, Marina tem feito consultas aos seus principais colaboradores sobre a possibilidade de oferecer a Aécio uma aliança programática para o segundo turno. Por essa aliança, Aécio aceitaria parte do programa de governo construído por Marina Silva em conjunto com o ex-governador Eduardo Campos. Entre os pontos que ela considera principais estão a preservação das conquistas socioeconômicas obtidas nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, inclusão na agenda econômica do tucano da sustentabilidade na economia, ganho de produção no agronegócio sem comprometer a Floresta Amazônica com novos desmatamentos, 10% da receita bruta da União em projetos educacionais, principalmente escolas de ensino fundamental em turno integral, reforma tributária sem aumento de impostos e projeto de reforma política com fim da reeleição. Marina Silva obteve 22,1 milhões de votos (21,32%), porcentual mais do que suficiente para o tucano equilibrar a disputa com Dilma Rousseff. Marina disse que pode ajudar Aécio a melhorar a performance de votos no Nordeste, se fizer uma aliança com ele. Só em Pernambuco ela conseguiu 2,3 milhões de votos, contra 2,1 milhões de Dilma e apenas 284 mil do candidato do PSDB.

Comente agora
06
Out
Intelectuais que defendiam Marina divulgam carta de apoio a Aécio
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:13h

Intelectuais que declararam apoio à candidatura de Marina Silva (PSB) à Presidência no primeiro turno divulgaram uma carta a favor de Aécio Neves (PSDB), que disputará o segundo turno das eleições com a presidente Dilma Rousseff (PT). O apoio é justificado pelo desejo de mudanças. “É preciso dar um basta à conivência com a corrupção e aos retrocessos que marcaram a ação do governo nos últimos anos: a confusão entre partido e Estado e a cooptação de organizações da sociedade civil”, diz o texto. A carta também ressalta que a democracia exige respeito às diferenças políticas, culturais e individuais e destaca a importância do crescimento econômico. “Apoiamos Aécio Neves porque a estabilidade e o crescimento econômicos são condições indispensáveis para que a redução das desigualdades seja efetiva, e a retomada do desenvolvimento seja sustentável”, diz a carta. No texto, os intelectuais também expressam o desejo de que as pessoas “se emancipem da ineficiência e das distorções dos serviços públicos, da pobreza que amesquinha seus horizontes e da falta de acesso a direitos fundamentais”. Assinaram a carta nomes como o do historiador Boris Fausto, os economistas Gustavo Franco, Edmar Bacha e Pedro Malan, o poeta Antonio Cícero, o escritor Eduardo Portella e o diplomata Luiz Felipe Lampreia. Marina ficou de fora do segundo turno ao obter 21,32% dos votos na eleição de domingo, contra 33,55% de Aécio e 41,59% de Dilma. (Estadão)

Um comentário
06
Out
Em baixa, João Henrique não consegue eleger mulher e filho
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:10h

Prefeito de Salvador por dois mandatos, ele viu sua popularidade se esvaindo aos poucos. Não conseguiu ajudar a eleger nem a mulher, nem o filho. João Henrique de Barradas Carneiro, acolhido no pequeno PSL, não é mais a liderança política de antes. Saiu da prefeitura com rejeição estratosférica, tendo contas rejeitas pelo Tribunal de Contas dos Municípios e confirmada pela Câmara Municipal. Resultado da impopularidade. Sua esposa, Tatiana Paraíso, se candidatou a deputada federal, tendo pouco mais de 4.978 votos. O filho, Paulo Henrique Carneiro, obteve 6.638 votos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Não bastasse a incapacidade de transferir aos parentes votos que já o fizeram ser vereador e deputado estadual por diversas vezes e prefeito por dois mandatos seguidos, os adversários usaram e abusaram de sua imagem de forma negativa. A campanha da candidatura de Paulo Souto usou imagens do governador Jaques Wagner falando que o PT apoiava João Henrique em sua candidatura à reeleição em 2008. Do outro lado, Otto Alencar, que rivalizava com Geddel, na disputa ao Senado, usou imagem que mostrava o peemedebista junto de JH. A tentativa era de queimar quem posasse com João Henrique. Com a votação inexpressiva de Paulo Henrique e Tatiana, João Henrique se torna um dos maiores derrotados das eleições de 2014.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com