As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 31/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

27
Set
Lídice diz que Eliana apenas se expressou mal após "traição"
Postado por: Letícia Oliveira / 09:31h

A candidata do PSB ao governo da Bahia, Lídice da Mata, chegou sozinha aos estúdios da Rede Record, na Federação, onde participa do debate entre os postulantes na corrida ao Palácio de Ondina. Em entrevista ao Bocão News, a senadora comentou as críticas feitas pela sua companheira de chapa e candidata ao Senado, Eliana Calmon, que fez severas críticas ao partido. A ex-ministra disse que o PSB era um partido pequeno e 'vendido'. "Eliana se expressou mal. Ela se referia a algumas traiçōes normais da política. Eliana não é política, não tem costume com isso e se sentiu ofendida. Mas, em momento algum ela quis agredir o partido que tem uma tradição democrática e que acolheu, de coração aberto, tanto Marina quanto Eliana" disse a postulante. Em entrevista à uma uma emissora de rádio, a ex-ministra disse: “Para meu nome chegar até a população, chegar ao interior do estado, eu precisava ter um partido forte, que não tenho.

Comente agora
27
Set
Mauro Iasi diz que desmilitarização da PM pode evitar corrupção
Postado por: Letícia Oliveira / 09:10h

O candidato do PCB à Presidência da República, Mauro Iasi, defendeu ontem (26) a desmilitarização das polícias militares como forma de combater a corrupção dentro das instituições. Segundo o candidato, os desvios são favorecidos pela rígida hierarquia militar, pois quem está abaixo, na cadeia de comando, não pode se insurgir contra as práticas criminosas. Iasi citou como exemplo a recente operação do Ministério Público (MP) contra a cúpula da Polícia Militar (PM) no Rio, suspeita de cobrar propinas de comerciantes, operadores de transporte clandestino e promotores de eventos, principalmente na zona oeste da cidade. “A desmilitarização hoje é uma necessidade. Estamos acompanhando o grau de desorganização e degeneração em que está a Polícia Militar. Como é uma corporação altamente hierarquizada, muitas vezes, o policial que percebe esquemas e formas irregulares de funcionamento fica intimidado em denunciar, exatamente porque aqueles que estão envolvidos são de patente superior”, destacou o candidato.

Comente agora
27
Set
Diminuiu chance de ter 2º turno, avalia Datafolha
Postado por: Letícia Oliveira / 08:48h

O resultado da pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (26), pode representar uma mudança nos rumos das eleições de 2014. "O resultado é importante porque indica a diminuição da chance de ter segundo turno", destacou o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, em entrevista à TV Folha, após a divulgação dos novos números da pesquisa que indicam que Dilma Rousseff (PT) dobrou a vantagem sobre Marina Silva (PSB). Segundo o diretor, a pesquisa indica também que a disputa pelo segundo lugar, entre Marina Silva e Aécio Neves, tende a se acirrar nesta reta final para a eleição em primeiro turno. "A questão é saber se o tucano terá fôlego para alcançar Marina." Apesar da avaliação, Paulino reiterou que se for mantida a média de votos nulos e brancos das eleições anteriores, de 8% e 9%, e se Dilma alcançar entre 45% a 46% dos votos no primeiro turno (hoje ela tem 40% da intenções de voto), tem grande chance de fechar a eleição no primeiro turno e ser reeleita. "Se Dilma subir mais 5 a 6 pontos, liquida a fatura no primeiro turno", emendou. 

Comente agora
27
Set
Rui Costa diz que processará ACM Neto por calúnia e difamação
Postado por: Letícia Oliveira / 08:03h

O candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, justificou as críticas que fez à gestão do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), durante o debate entre os postulantes ao comando do Estado na TV Record, na noite desta sexta-feira (26). O petista mirou o gestor soteropolitano, que estava presente nos estúdios, após o candidato Paulo Souto (DEM) citar o aumento na tarifa de água no estado na administração do governador Jaques Wagner (PT). “É importante que as pessoas comparem os dois projetos. Uma coisa é falar na campanha eleitoral. Por exemplo, em 2012, ele [ACM Neto] bateu muito forte na questão da tarifa da Embasa, que tinha tido um aumento de 8% [na gestão petista]. Ele ganha a eleição, entra na prefeitura, e dá mil por cento de aumento no IPTU, maltratando o povo de Salvador, cobrando uma taxa altíssima, mas até agora não iniciou a construção de um hospital, não tem creche inaugurada. O que ele tem feito é aquela propaganda ‘tá tá tá tá tá’, maciçamente no período eleitoral, tirando dinheiro da creche, do hospital, da saúde, da educação para colocar em uma empresa [de comunicação] que ele é sócio. Pode até ser legal, mas quero apenas que o povo de Salvador converse e pense se isso é ético e moral”, questionou o petista.

Comente agora
27
Set
Souto diz que emissário submarino só usa 50% da capacidade e governo paga 100%
Postado por: Letícia Oliveira / 07:40h

Durante o debate nessa sexta-feira (26) entre candidatos ao governo da Bahia na Record, Paulo Souto (DEM) disse que o emissário submarino na Boca do Rio, inaugurado em 2011, opera apenas com 50% da sua capacidade, mas que o governo estadual pagaria por um uso total. Questionado pelo Bocão News, o candidato demista afirmou que ligações de esgotamento sanitário previstas para serem feitas de residências domésticas não foram efetuadas. “Ele [o submarino] tem, por exemplo, uma capacidade de tratar uma quantidade de metros cúbicos e não tá tratando simplesmente porque a Embasa atrasou a ligação de novos bairros. Então, está se pagando pela capacidade total, quando na verdade o emissário não utiliza essa capacidade toda porque não tem as ligações domiciliares que deveriam ter sido feitas”, afirmou. Segundo Souto, as ligações não foram feitas ainda por “falta de capacidade operacional da empresa [Embasa] que não conseguiu realizar essas obras”. O emissário teve um investimento de 259 milhões de reais e, pelo projeto, atende a moradores de Salvador e Lauro de Freitas.

Comente agora
27
Set
Chega de governar para ricos, vamos governar para os pobres, diz Malet
Postado por: Letícia Oliveira / 07:01h

A candidata ao governo da Bahia pelo PSTU, Renata Malet, afirmou que no debate da Record Bahia entre aspirantes a chefe do Executivo baiano nessa sexta-feira (26) a discussão foi dura “como tinha que ser”. “Tivemos o papel de relembrar as histórias dos candidatos, fazer um balanço dos governos aqui na Bahia e apresentar propostas reais, e também a nossa candidatura, porque temos pouco espaço. Inclusive, a Record abriu democraticamente esse espaço para todos [candidatos]”, disse Renata. Segundo a candidata, sua campanha segue rumo à vitória. “A gente quer fazer uma Bahia diferente, porque chega de governar para os ricos, vamos governar para os pobres”, defendeu. “Nossa candidatura não tem rabo preso, é independente politicamente e tem programa para melhorar a vida do povo baiano, dos trabalhadores e da juventude”, disse Renata. (Bocão News)

Um comentário
26
Set
Pesquisa Datafolha simulação de 2º turno: Dilma aparece com 47% e Marina 43%
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:58h

O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem 47% das intenções de voto e a do PSB, 43%. Segundo o Datafolha, "embora persista o empate técnico no limite da margem de erro, há maior probabilidade de Dilma estar à frente de Marina neste cenário". É a primeira vez que a presidente aparece numericamente à frente. Na semana passada, Marina tinha 46% e Dilma, 44%. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 50% a 39% (49% a 39% na semana anterior). O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00782/2014.

Comente agora
26
Set
Dilma tem 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%, aponta pesquisa Datafolha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:54h

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Marina Silva (PSB): 27%
- Aécio Neves (PSDB): 18%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%

* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 19, Dilma tinha 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Comente agora
26
Set
Aécio: Dilma mente e Marina desmente o tempo inteiro
Postado por: Letícia Oliveira / 17:55h

Na reta final de primeiro turno, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, aumentou nesta sexta-feira, 26, o tom das críticas às adversárias mais bem pontuadas nas pesquisas de intenção de voto, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). Em agenda realizada no início desta tarde em Taboão da Serra (SP), o tucano disse que Dilma mente e Marina desmente o tempo inteiro e que o Brasil não merece sair de uma aventura para outra, por melhor que sejam as intenções. Para reforçar o fato de Marina voltar atrás em algumas posições, como ocorreu na divulgação de seu programa de governo, Aécio disse que a adversária do PSB volta atrás em suas posições “porque precisa dar satisfações ao mercado financeiro e ao agronegócio” por precisar do apoio desses segmentos na corrida ao Palácio do Planalto.

Comente agora
26
Set
Mesmo cassado, prefeito de Rio do Antônio consegue liminar e reassume cargo
Postado por: Letícia Oliveira / 16:50h

O prefeito de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral para reassumir o cargo municipal após ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral na semana passada. O TSE concedeu liminar nesta sexta-feira (26) e Celinho volta à prefeitura nesta segunda-feira (29). A ação foi movida pelo seu adversário político, José de Souza (PV), o Deca, que prometeu, em conversa com o Bocão News, que também irá recorrer da decisão. O demista foi eleito em 2012, ao lado do vice, Murilo Marcondes Dias Martins (PSB), mas foi filmado por moradores oferecendo tratores em troca de votos. Comprovada captação ilícita de sufrágio, o prefeito e o vice ficariam inelegíveis pelo período de oito anos. O TRE considerou que o prefeito incorreu no crime de captação ilícita de sufrágio mediante o oferecimento de dinheiro e serviços de trator a eleitores. Em um dos vídeos apresentados pela acusação, o próprio Celinho aparece, acompanhado de um correligionário, na porta da casa de uma eleitora, acertando com ela a oferta do serviço de dez horas de trator. 

Comente agora
26
Set
Deputado diz que adversário 'patrocinou' postagem em seu facebook
Postado por: Letícia Oliveira / 15:25h

O deputado estadual Jurandy Oliveira (PRP), que tenta a reeleição, acredita que algum adversário político ‘patrocinou’ uma postagem de sua página no facebook. “Pode ter sido algum adversário que fez para me prejudicar”, defendeu-se em conversa com o Bocão News. Jurandy não demonstrou preocupação com a ilegalidade. “Estou tranquilo. O máximo que pode acontecer é a gente responder isso na Justiça eleitoral, mas nem multa eu vou pagar porque eu não fiz isso, não mandei fazerem isso e nem apareço no vídeo”. Apesar do argumento do deputado, apenas o dono da página ou perfil na rede social pode comprar o serviço de promoção de postagem. O artigo 21 da resolução número 23.404 disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que regulamenta a propaganda eleitoral na internet, diz que é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga.

Comente agora
26
Set
Veja desempenho dos presidenciáveis na semana em 11 estados e DF, segundo o Ibope
Postado por: Letícia Oliveira / 09:55h

Pesquisas Ibope realizadas em SP, MG, RJ, BA, RS, PE, CE, SC, GO, MT, DF e MS nesta semana mostram como está a corrida à Presidência da República nas 12 unidades da federação. O nível de confiança de todas pesquisas é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de cada uma, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. As margens de erro variam de pesquisa para pesquisa. Confira todos os números (os estados estão dispostos pelo tamanho do eleitorado; juntos, eles representam 74% do total de eleitores do país): 

Média nacional

Dilma Rousseff (PT) - 38%

Marina Silva (PSB) - 29%

Aécio Neves (PSDB) – 19%

Pastor Everaldo (PSC) – 1%

Outros com menos de 1% - 2%

Branco/nulo - 7%

Não sabe/não respondeu - 5%

Um comentário
26
Set
Com identificação biométrica, eleitores podem demorar mais tempo para votar
Postado por: Letícia Oliveira / 08:49h

Pelo menos 15% dos eleitores devem demorar mais tempo para escolher seus candidatos nas urnas este ano. Nas eleições que ocorrerão em dez dias, mais de 21 milhões de brasileiros usarão a biometria para se identificar.No Distrito Federal (DF), onde todos os eleitores serão identificados pelas digitais, a expectativa é que a votação seja concluída por volta das 19h, duas horas depois do horário oficial de fechamento dos portões das seções.O assessor de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcello Soutto Mayor, explicou que algumas medidas foram tomadas para minimizar os atrasos, como um número maior de seções. “As seções não estão abarrotadas. Elas têm limite de 400 eleitores para que não haja sobrecarga, e contamos com a abstenção, que sempre tem um percentual que gira em torno de 10% a 15%”, explicou. Segundo ele, as estratégias apenas minimizam a perda de ritmo do processo. “Claro que não será a mesma coisa. Lógico que, quando se coloca mais um procedimento, fica mais demorado. Isso é esperado por todos nós”, admitiu. (Agência Brasil)

Comente agora
26
Set
Disputa pela vaga da Bahia no Senado fica mais acirrada no fim da campanha
Postado por: Letícia Oliveira / 08:13h

Faltando nove dias para eleição que vai decidir a cadeira para o Senado, os candidatos Geddel Vieira Lima (PMDB), pela coligação Unidos pela Bahia, e Otto Alencar (PSD), pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, ampliam o clima de acirramento em suas estratégias de campanhas. Ambos apareceram com empate técnico na última pesquisa do Instituto Ibope. O peemedebista apareceu com 33% das intenções de voto e o pessedista com 29%. Na terceira colocação foi apontada a ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, da coligação Um Novo Caminho para a Bahia com 4%. Hoje eles participarão do debate na TV Aratu, no programa QVP, às 11h. Geddel e Otto minimizam a disputa equilibrada, conforme apontam os últimos levantamentos. Em lados opostos, Geddel na oposição e Otto no governo, ambos concordam no ponto de que a hora é de trabalhar para convencer os eleitores. (Tribuna)

Comente agora
26
Set
Prefeito de Sento Sé é condenado à prisão por desvio de recursos públicos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:10h

O prefeito do município de Sento Sé, Ednaldo dos Santos Barros (PSDB), foi condenado nesta quinta-feira (25), pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, à pena de cinco anos de reclusão. Denunciado pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos do Ministério Público estadual, o gestor também foi condenado à perda do cargo, afastamento imediato das suas funções e inabilitação para o exercício de cargo público pelo prazo de cinco anos. Ednaldo foi acusado de, “acobertado por notas fiscais 'frias'”, desviar recursos públicos por meio de aquisições “fraudulentas” de medicamentos. O fato ocorreu durante o seu primeiro mandato, no ano de 1998. Também na sessão desta quinta (25), a 2ª Câmara Criminal recebeu denúncia apresentada contra o prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza (PMDB). Ele é acusado de realizar contratação ilegal de advogados, formalizar contrato ilegal de serviço de locação de máquina fotocopiadora e efetivar pagamentos em desobediência com as normas financeiras.

Comente agora
26
Set
Zé Maria diz que sua candidatura é a única capaz de mudar o Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 07:28h

O candidato do PSTU à Presidência da República, Zé Maria, cumpriu extensa agenda de campanha em Belo Horizonte (MG), ontem (25). Ele começou as atividades da manhã com panfletagem e depois caminhada no Barreiro, bairro que concentra comércio e serviços. Na parte da tarde, o candidato teve reunião com dirigentes sindicais e, no começo da noite, plenária com movimentos sociais e de campanha. Zé Maria também concedeu entrevista à rádio da Universidade Federal de Minas Gerais. Em discurso, pediu votos e disse que sua candidatura é a única capaz de mudar o Brasil. “Votar no PSTU é um gesto político de fortalecimento do projeto de um Brasil para os trabalhadores, sem banqueiros e grandes empresas controlando o nosso país”, disse. (Agência Brasil)

Comente agora
25
Set
Ex-prefeita de Candeias é multada por autopropaganda com recurso público
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:48h

Nesta quinta-feira (25), a ex-prefeita de Candeias, Maria Angélica Juvenal Maia, foi multada pelo TCM em R$40.263,00, por ter utilizado recursos na produção e veiculação de cadaderno especial com material autopromocional, no Jornal A Tarde, edição de 14/08/2009, como informou a Assessoria de Comunicação do TCM. O conselheiro Raimundo Moreira, relator, afirmou que nesses casos é sempre determinado o ressarcimento total do valor gasto indevidamente, o que não pode ser feito nesse processo, já que a gestora não encaminhou os processos de pagamento ao TCM. A relatoria determinou a denúncia ao Ministério Público para adoção das medidas cabíveis. O Ministério Público de Contas se manifestou no sentido de que não há dúvidas quanto à extrapolação dos limites constitucionais da propaganda governamental, em claro desvio de finalidade. Em que pese tenham sido apresentados importantes esclarecimentos e informações quanto aos projetos desenvolvidos nas áreas de educação, habitação, trabalho e assistência social e saúde, referências pessoais à gestora e, de forma menos acentuada, à sua equipe de trabalho, foram bastante explícitas, revelando uma nítida intenção em divulgar os aspectos positivos da sua gestão. (Bocão News)

Comente agora
25
Set
Presidente de ONG diz que vai apresentar provas do caixa 2 do PT
Postado por: Anacley Souza / 17:26h

A presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, disse que já começou a colaborar com as investigações do Ministério Público para apontar os políticos, dirigentes e militantes petistas que receberam verbas desviadas de programas sociais na Bahia. De Barcelona, onde está escondida, ela fez contato com a promotora Rita Tourinho e se comprometeu a entregar todos os documentos que possui para provar o envolvimento de petistas no escândalo. “Se eu for nominar aqui as campanhas de vereadores, deputados e prefeitos do partido que eu colaborei, é uma lista enorme, imensa, mas tudo isso vou dizer ao Ministério Público no momento certo. Estou inteiramente à disposição das autoridades brasileiras para mostrar as provas que tenho”, diz Dalva Sele. Desde que a edição de VEJA que está nas bancas começou a circular, políticos petistas citados por Dalva Sele, como o atual candidato do partido ao governo da Bahia, Rui Costa, o deputado federal Nelson Pellegrino e demais dirigentes do PT deflagraram uma operação para tentar desqualificar a presidente do Instituto Brasil. Dizendo-se indignada com o comportamento dos antigos companheiros de partido, Dalva Sele volta a acusar Rui Costa e Nelson Pellegrino de terem se beneficiado de recursos de sua ONG e acrescenta outros nomes de militantes na lista.

Comente agora
25
Set
Candidatos usam imagens dos EUA e fazem eleitor pensar que é no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 17:00h

O jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira (25/9) faz uma denúncia contra diversos candidatos que estão utilizando imagens compradas e construindo peças publicitárias, passando para o eleitor a falsa impressão de que se trata de cenas no Brasil. O candidato ao Senado pela Bahia Geddel Vieira Lima (PMDB) divulgou campanha na TV mostrando crianças baianas vítimas da seca, mas elas na verdade vivem a mais de 5.000 km de Salvador, no sul da África. As imagens têm a mesma origem: o arquivo da Shutterstock, empresa dos EUA que possui um acervo de 40 milhões de fotos. A imagem de um casal fazendo exame de ultrassom, mostrada pela campanha de Paulo Souto, também é uma montagem. Uma moça fazendo um coração com as mãos, em peça divulgada no página da campanha de Rui Costa, no Facebook, igualmente vem de um banco de imagens. Ainda de acordo com a matéria, a prática é considerada natural pelas equipes de publicidade, já que o uso de fotos de bancos de dados é uma forma de cortar custos e tempo na produção de material publicitário na eleição. A depender do plano contratado, uma foto do banco de imagens pode custar entre R$ 1 e R$ 24. Já a produção de uma imagem com "eleitores reais" não sairia por menos de R$ 1.000, considerando só a diária do fotógrafo. Um dos exemplos que mais enganam o eleitor, entre os citados pela reportagem da Folha, é visto no Rio Grande do Sul, na campanha da petista Gleisi Hoffmann. Sob a imagem de um homem negro, a mensagem: "Sou pedreiro e voto Gleisi". A mesma imagem aparece em propagandas de lojas nos Estados Unidos, Canadá e Nigéria. (Tribuna)

Comente agora
25
Set
Presença de Dilma atrai multidão ao centro de Feira de Santana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:55h

Mais de 20 mil pessoas saíram às ruas de Feira de Santana ao lado da candidata a presidência da República Dilma Roussef, dos candidatos Rui Costa (governador), Otto Alencar (senador), João Leão (vice-governador) e do governador Jaques Wagner, durante atividade de campanha na manhã dessa quinta-feira (25). A multidão andou da Praça dos Nordestinos, até a Avenida Senhor dos Passos. Ao final os candidatos fizeram um rápido comício. Dilma aproveitou para reforçar o compromisso com as obras de infraestrutura e mobilidade na região, a exemplo do  BRT, conclusão do Contorno Rodoviário, duplicação das BR's 101 e 116 e via expressa do aeroporto João Durval Carneiro. "Feira é uma cidade muito importante para a Bahia e para o Nordeste, é um centro logístico com grande potencial de desenvolvimento e por isso temos um olhar especial sobre a cidade”.

Comente agora
25
Set
Na Bahia, Dilma diz que Brasil não precisa de 'choque fiscal' para cumprir superávit
Postado por: Anacley Souza / 14:58h

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou nesta quinta-feira (25),  em campanha na cidade de Feira de Santana, que o Brasil não precisa de “choque fiscal” para cumprir a meta fiscal de superavit primário, que é a economia feita para pagar juros da dívida pública, fixada neste ano em R$ 99 bilhões para todo o setor público consolidado (governo, estados, municípios e empresas estatais). “Nós não acreditamos em choque fiscal. Isso é uma forma incorreta de tratar a questão fiscal no Brasil”, afirmou ao participar de ato de campanha em Feira de Santana, na Bahia. E continuou: “Vai fazer choque fiscal, vai cortar o quê? Vai cortar programa social? Vai cortar Bolsa Família? Vai cortar subsídio do Minha Casa, Minha Vida como estão dizendo? Vão fazer o quê? Choque fiscal é o quê? É um baita ajuste que se corta para pagar juros para os bancos? Não é necessário”. Em um fórum de debate sobre infraestrutura realizado na quarta (24), Alexandre Rands, coordenador econômico do programa de governo da candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, afirmou que o próximo governo terá de fazer "ajuste fiscal grande" para garantir o controle da inflação. Em seu programa de governo, Marina diz ser preciso "recuperar o tripé econômico" – que é o sistema de metas de inflação, câmbio flutuante e metas de superávit primário.

Comente agora
25
Set
Lula diz que não recebeu nenhum convite para depor na PF
Postado por: Anacley Souza / 12:41h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que não recebeu nenhum convite para depor à Polícia Federal sobre os inquéritos do processo do mensalão. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, ao ser questionado pela reportagem se ele iria prestar o depoimento, Lula respondeu: “Quando eu for convidado, meu amor. Não recebi nada”. O questionamento ocorre após publicação de uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que disse que a PF tem convidado o ex-presidente há cerca de sete meses. Segundo o jornal, Lula foi convidado a ajudar na apuração em fevereiro deste ano, mas o chamado não se trata de uma intimação. Ontem, Lula participou de dois comícios do candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Alexandre Padilha. À noite, o ex-presidente disse que estava “tranquilo”, mas viu conotação política na divulgação do caso. “Certamente, o objetivo de quem manda vocês fazerem a pergunta pra mim é eleitoral. O que não é o comportamento da Polícia Federal”, afirmou ao jornal. O suposto convite seria por causa das novas declarações de Marcos Valério, feitas em setembro de 2012. Valério foi espontaneamente à Procuradoria-Geral da República prestar declarações na esperança de ser beneficiado, após ser condenado a mais de 40 anos de prisão por vários crimes. No depoimento, Valério acusou Lula de saber da existência do mensalão e de ter se beneficiado do esquema. (Portal Terra)

Comente agora
25
Set
Folha de São Paulo acusa Geddel de utilizar imagens falsas na TV
Postado por: Anacley Souza / 12:26h

O jornal Folha de São Paulo de hoje (25) faz uma denúncia contra o candidato ao Senado pela Bahia, Geddel Vieira Lima (PMDB). De acordo com a matéria, as crianças baianas vítimas da seca do programa do peemedebista vivem a mais de 5.000 km de Salvador, no sul da África. Longe de retratarem eleitores cosmopolitas e viajados, as imagens têm a mesma origem: o arquivo da Shutterstock, empresa dos EUA que possui um acervo de 40 milhões de fotos. Ainda de acordo com a matéria, a prática que enganou milhões de baianos, foi considerada natural pela equipe de campanha de Geddel, já que o uso de fotos de bancos de dados é uma forma de cortar custos e tempo na produção de material publicitário na eleição. A depender do plano contratado, uma foto do banco de imagens pode custar entre R$ 1 e R$ 24. Já a produção de uma imagem com "eleitores reais" não sairia por menos de R$ 1.000, considerando só a diária do fotógrafo. Questionada sobre o uso de fotos, a campanha de Geddel afirma que as fotos de bancos de imagens usadas na campanha são "meramente ilustrativas". (Tribuna)

Comente agora
25
Set
Marina defende política econômica sem aventura e sem desperdícios
Postado por: Letícia Oliveira / 11:22h

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, afirmou que, para a economia brasileira voltar a crescer com baixa inflação, é necessário um governo que não vá se "aventurar" na política econômica e corte gastos que geram "desperdício" de recursos públicos. Só assim o país teria credibilidade para atrair investimentos, disse a candidata em entrevista realizada nesta quarta e exibida nesta quinta-feira (25) no Bom Dia Brasil. "Nós vamos fazer com que o Brasil volte a crescer. Uma boa parte do capital que o Brasil precisa não é tangível, é intangível. É confiança, credibilidade, respeito a contrato, criar um ambiente que favoreça os investidores a voltar a investir no Brasil. Isso só será possível com um governo que tenha legitimidade e que, de antemão, estabeleça o seguinte: nós não vamos nos aventurar em política econômica, não vamos inventar a roda", afirmou Marina. A candidata disse que a política econômica vinha dando certo desde o governo de Itamar Franco, passando pelas gestões de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, mas foi interrompida por Dilma Rousseff, que, segundo ela, "se aventurou". "Agora nós temos o nosso país com baixa credibilidade, pouco investimento, juros altos que favorecem o baixo investimento".

Comente agora
25
Set
Prefeito de Itabela tem direitos políticos suspensos e terá que devolver mais de R$ 1,2 milhões
Postado por: Letícia Oliveira / 11:18h

A Justiça Federal de Eunápolis acatou, na quarta-feira (24), pedido do Ministério Público Federal (MPF) determinando a condenação do prefeito de Itabela, Paulo Ernesto Pessanha da Silva, conhecido como Júnior Dapé, por desvio e apropriação de recursos federais destinados a programas sociais do governo no município. A ação civil pública proposta pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) refere-se ao mau uso de verbas repassadas pelo governo federal durante a primeira gestão Júnior Dapé à frente da Prefeitura de Itabela, no período de 2005 a 2008. Os recursos eram voltados à erradicação do trabalho infantil, saneamento básico, saúde e educação. Além do prefeito, a Justiça Federal decretou a condenação do atual secretário municipal de Saúde, Lúcio de Oliveira França; do ex-secretário de Obras do município, Laurito Neves de Almeida; e de Valdirlando Soares de Oliveira, o Val Contador, de Eunápolis.

Comente agora
25
Set
Ex-presidente de ONG doou dinheiro para campanhas de Rui e Pelegrino em 2006
Postado por: Letícia Oliveira / 09:16h

A presidente da ONG Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, pivô do escândalo publicado pela revista Veja no último final de semana, doou, como "pessoa física", dinheiro para as campanhas de Nelson Pelegrino (PT) e Rui Costa (PT) em 2006. Naquele ano, os petistas disputavam a Câmara Federal. Pelegrino, que tentava a reeleição, foi eleito com 171.129 votos. Já Rui Costa, que era o secretário de Relações Institucionais do governo da Bahia obteve apenas 38.020 sufrágios e ficou na suplência. Conforme prestação de contas dos dois políticos junto à Justiça Eleitoral, Dalva Sele contribuiu para Pelegrino com R$ 2 mil e para Rui Costa R$ 1 mil. (Bocão News)

Comente agora
25
Set
Ex-presidente Lula não falará nada a PF antes das eleições, diz assessor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:52h

Em fevereiro deste ano, o ex-presidente Lula foi convidado pela Polícia Federal para colaborar com as investigações abertas a partir de novos depoimentos dados em 2012 por Marcos Valério, condenado como operador do esquema do mensalão. Segundo o diretor do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o depoimento do petista à PF só será depois as eleições. "Depois da eleição, talvez", disse o assessor do ex-presidente durante ato político em São Paulo. (Metro1)

Um comentário
25
Set
S. A. de Jesus: Vereador SG Vinícius afirma que apoiaria Albino Martins na eleição da Câmara
Postado por: Letícia Oliveira / 08:26h

Os comentários sobre os nomes que disputarão a eleição da Presidência da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus continuam a todo vapor. O Vereador SG Vinícius em entrevista a Recôncavo FM, afirmou que ainda não é o momento de lançar seu nome ao pleito, pois está engatinhando ainda na política, conhecendo um pouco mais essa área, porém, se for oferecido a proposição de uma composição para a Câmara será analisado diante das suas capacidades, o que será melhor para a chapa. Questionado se há um nome em seu grupo, ele destacou que há uma discussão dessa possibilidade para formação de nomes citados para secretários ou vice-presidência. A respeito do nome de Albino Martins estar sendo muito discutido e o líder do prefeito na bancada, o vereador Chico de Dega, ter falado que o apoiaria, SG Vinícius ressaltou que é um nome bom, que já tem uma história e experiência na Câmara de Vereadores, sendo assim não teria nenhuma dificuldade em apoiá-lo, comentando que o presidente Marcos Có vem desenvolvendo um bom trabalho. “Analisaremos o que é melhor para o funcionamento da casa, mas Albino Martins é um nome bom para ser o presidente da Câmara”, frisou. De acordo com o edil, ainda não houve discussão sobre o possível apoio a Bino, pois ainda está sendo visto a melhor formação, “estamos aguardando que ele possa se achegar mais ao grupo e chegarmos a um consenso da eleição. Ele tem discutido e conversado com vários representantes dessa casa e buscado apoio, mostrando o porque está saindo como candidato e iremos analisar com carinho”, complementou. A fim de tirar uma posição concreta do vereador, o repórter questionou ao mesmo se o café estaria doce ou amargo, referindo-se ao apoio a Albino Martins e o edil riu, ao dizer: "Está doce. É bom quando o café está adocicado e saboroso".

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
25
Set
Governo Wagner é aprovado por 29% dos eleitores, diz Ibope
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:58h

A pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (24) também trouxe dados sobre a aprovação do governo Jaques Wagner (PT) no estado. Ao todo, 29% dos eleitores aprovam a administração do petista - o número era de 32% no último levantamento. Destes, 4% acham o governo Wagner ótimo e outros 25% acham a administração boa. Para 41% dos entrevistados, o governo é regular. Para 12% é ruim e para outros 14% é péssimo. Não souberam ou não opinaram 3%. A pesquisa ouviu 1512 eleitores entre 21 e 23 de setembro em 83 municípios. O levantamento está registrado no TRE sob o número 00026/2014 e no TSE 00763/2014. (Correio)

Comente agora
25
Set
Sou a ficha mais limpa de SP, diz Maluf a amigos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:10h

Orientado por seu corpo de advogados a não conceder entrevistas, até que a pendência eleitoral tenha fim e todos os recursos esgotados, o deputado Paulo Maluf (PP-SP) disse a interlocutores nesta quarta feira (24) que recebeu mais de 60 ligações em seu celular, segundo ele manifestações de solidariedade, "de gente irritada (com a decisão que pode afastá-lo da disputa eleitoral), inclusive de gente importante". "Tenho a consciência que eu sou a ficha mais limpa da cidade de São Paulo", ele disse a um velho conhecido. "Quando ando pela cidade me orgulho das obras que eu fiz."Ele planeja novas carreatas até as eleições. NesSa quinta- feira, 25, vai às ruas em uma carreata pela região do Brás, na capital paulista, e estima que no próximo dia 5 de outubro poderá repetir a performance das eleições de 2010, quando recebeu quase 500 mil votos. "Perdi para o Tiririca", comentou com um outro conhecido. "Pelas ruas de São Paulo onde passo em carreata eu vejo a gratidão por tudo o que está acontecendo no Brasil, o pessoal reconhece hoje que quem trabalhou muito por São Paulo foi Paulo Maluf." A um outro interlocutor ele demonstra inconformismo com o fato de ter sido condenado por improbidade. "Esse túnel (Ayrton Senna) tem mais de 18 anos, passa debaixo do lago do Ibirapuera e nunca caiu uma única gota. Devo me arrepender de ter construído?" Procurado pela reportagem, Maluf não deu retorno.

Comente agora
25
Set
Ministério Público e doleiro Youssef assinam acordo de delação premiada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:58h

O doleiro Alberto Youssef assinou nesta quarta-feira (24) em Curitiba um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal em troca de redução da pena de prisão. Youssef foi preso em março durante a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, acusado de chefiar um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Nesta quarta, Youssef passou o dia na sede do Ministério Público Federal em Curitiba, onde firmou o acordo e já prestou o primeiro depoimento. O acordo de delação premiada será homologado pela Justiça se, depois da fase dos depoimentos, ficar comprovada a veracidade das informações que Youssef fornecer. O acordo foi assinado um dia após a defesa revelar que o doleiro tinha essa pretensão. O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos defensores de Youssef, disse na terça-feira que decidiu deixar o caso depois de ter sido informado por intermediários do doleiro de que o cliente estava decidido a fazer acordo de delação premiada. O advogado não concorda com a estratégia. Kakay ingressou na semana passada com um pedido de habeas corpus em favor de Youssef no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O objetivo do advogado era anular todas as provas da Operação Lava Jato, que, para ele, são ilegais. Além disso, considera "parcial" o juiz do caso, Sérgio Moro, da Justiça Federal no Paraná.

Comente agora
24
Set
Geddel e Otto têm empate técnico para Senado, aponta pesquisa Ibope/ TV Bahia
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:03h

Dados da nova pesquisa Ibope/ TV Bahia divulgada na noite desta quarta-feira (24) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada. Geddel Vieira Lima (PMDB) mantém a liderança com 33%, seguido por Otto Alencar (PSD) com 29%. Eliana Calmon (PSB) está em terceiro lugar com 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

Comente agora
24
Set
Eleitor pode tirar segunda via do título até amanhã, 25 de setembro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:16h

Até dez dias antes das Eleições Gerais de outubro deste ano, ou seja, no dia 25 de setembro, quem perdeu ou teve extraviado o título de eleitor e precisa pagar multa eleitoral, poderá requerer esses serviços. A previsão está no artigo 52 do Código Eleitoral. Os eleitores que perderam o prazo para fazer o alistamento, que este ano ocorreu no dia 7 de maio, entretanto, não poderão votar nas Eleições de 2014. Esta foi a data limite para os eleitores requererem inscrição eleitoral, transferência de domicílio, alteração de título eleitoral ou transferência para seção eleitoral especial (eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida). Caso tenha perdido o título original, o eleitor pode procurar qualquer cartório eleitoral (ou postos do TRE nos SACs) e solicitar a emissão da segunda via. A impressão é feita na hora e não tem custos adicionais. No entanto, é sempre bom lembrar que para votar o eleitor não precisa portar o título eleitoral, apenas apresentar um documento de identidade oficial com foto. Mesmo que não tenha conseguido transferir ou mudar seu domicílio eleitoral, o eleitor, caso esteja fora de seu município no dia da eleição, poderá apresentar justificativa em qualquer local de votação, no mesmo horário da eleição , ou seja, das 8h às 17h. O eleitor pode justificar sua ausência às urnas quantas vezes forem necessárias, não existindo limites para o número de justificativas.

Comente agora
24
Set
Tiririca é processado por fazer paródia de Roberto Carlos em propaganda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:33h

O candidato do PR à reeleição para deputado federal Tiririca terá de retirar do ar, no horário eleitoral, a propaganda em que faz uma paródia do cantor Roberto Carlos para pedir votos aos eleitores de São Paulo. Tiririca sofreu uma ação movida pela editora musical Sony/ATV Music. De acordo com o advogado da editora, José Diamantino, o juiz concedeu uma liminar que pede a suspensão da propaganda. Tiririca deve ser notificado em breve. (Band)

 

Comente agora
24
Set
Em simulação para o 2º turno, pesquisa Ibope aponta: Solto 46%; Rui 31%
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:28h

O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa. Os resultados são os seguintes:

  1. Paulo Souto: 46%
  2. Rui Costa: 31%
  3. Branco/nulo: 11%
  4. Não sabe/não respondeu: 12%

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 23 de setembro de 2014. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 83 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

Comente agora
24
Set
Prefeito de Pé de Serra foi condenado por desvio de recursos públicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:11h

O prefeito do município de Pé de Serra, Hildefonso Vitório dos Santos (PT), foi condenado pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia por desvio de recursos públicos em benefício próprio, nesta terça-feira (23). A condenação foi proferida em face de ação penal oferecida pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP) do Ministério Público estadual. O gestor teria recebido indevidamente do próprio Município, entre janeiro de 2012 e junho de 2014, valores correspondentes a locações sobrepostas de um caminhão de sua propriedade. Conforme a decisão, Hildefonso dos Santos deverá prestar serviços comunitários e pagar 15 salários mínimos a entidade beneficente em substituição à pena de três anos de reclusão à qual foi condenado. A Justiça determinou a perda de mandato eletivo e a suspensão dos direitos políticos, tornando o prefeito inelegível por cinco anos. Informações do Jornal Grande Bahia.

Comente agora
24
Set
Paulo Souto tem 43%, Rui Costa 27%, e Lídice 7%, aponta Ibope
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:08h

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (24) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo da Bahia:

  1. Paulo Souto (DEM): 43%
  2. Rui Costa (PT): 27%
  3. Lídice da Mata (PSB): 7%
  4. Da Luz (PRTB): 0%
  5. Renata Mallet (PSTU): 1%
  6. Marcos Mendes (PSOL): 1%
  7. Brancos e nulos: 10%
  8. Indecisos: 11%

No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 6 e 9 de setembro, Paulo Soutotinha 46%, seguido por Rui Costa (24%) e Lídice da Mata (6%). A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 23 de setembro de 2014. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 83 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

Comente agora
24
Set
Lula diz que consciência dos gaúchos é 'acima da média’ e critica jornalistas que se candidatam
Postado por: Anacley Souza / 16:20h

O ex-presidente Lula (PT) elogiou a população do Rio Grande do Sul, em propaganda política gravada ao lado do candidato ao governo estadual, Tarso Genro (PT), pai da postulante à presidente Luciana Genro (PSOL). “Eu sempre achei que o povo gaúcho tem uma consciência política acima da média da consciência política do povo brasileiro”, avaliou, em peça veiculada na segunda-feira (22). Depois de vangloriar o intelecto do eleitorado de Tarso, o ex-presidente levantou dúvidas sobre a capacidade de pessoas ligadas à comunicação terem sucesso ao assumir cargos públicos. “Eu não conheço, dentro do Brasil, pessoas que eram importantes no meio de comunicação darem certo em poder Executivo. Pessoas que passaram a vida inteira só perguntando. Ser governante, ou você faz, ou não faz”, insinuou Lula, sem citar o nome da adversária do candidato petista, Ana Amélia Lemos (PP), ex-radialista e comentarista de política da RBS. Tarso aparece ao lado, no vídeo, e concorda com a afirmação. O ex-presidente já havia feito críticas semelhantes à mídia, em comício no município gaúcho de Caxias do Sul, na semana passada. O concorrente direto petista Olívio Dutra na concorrência ao Senado também é um ex-comunicador da RBS, Lasier Martins (PDT). Na ocasião, Lula disse que não seria "um raio de um jornal" que iria eleger governador ou senador. (Bahia Notícias)

Comente agora
24
Set
Convênio de governo Souto com Instituto Brasil foi de assistência social, diz Gaban
Postado por: Anacley Souza / 15:57h

O convênio firmado entre o governo de Paulo Souto (DEM) e o Instituto Brasil foi “só de assistência social”, de acordo com o vice-líder da oposição, Carlos Gaban (DEM). A busca por informações por parte dele aconteceu após declarações do presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, que afirmou ter sido Souto o responsável pelos primeiros contratos do Executivo estadual com a ONG, pivô de um suposto esquema de desvio de recursos para caixa 2 de campanha na Bahia. “A Conder sempre fez o acompanhamento social com pessoal próprio. Porém o convênio entre a Prefeitura de Salvador e a Caixa para obras no Alto do Cabrito foi repassado para a Conder concluir, com o Instituto Brasil já prestando essa assessoria social”, argumenta Gaban. De acordo com o parlamentar, o convênio foi mantido “porque o Instituto Brasil já estava na prefeitura”. “Não foi para a execução de obras. Foi para acompanhamento social. E a Conder não estava satisfeita com o trabalho social realizado pelo Instituto Brasil e rescindiu o contrato”, garante, apresentando o Diário Oficial 30 de abril e 1º de maio de 2005, quando o convênio foi celebrado (veja aqui e aqui). O valor previsto para pagamento do convênio 04/05 era de R$ 147.580,37, porém apenas R$ 69.648,75 foi repassado à ONG, segundo o vice-líder oposicionista. “Ele não contratou o Instituto Brasil para obras, só para acompanhamento social. O que está se discutindo agora é que no governo do PT teve o desvio de recursos públicos, que era para construir casas. Querer comprar as duas situações é, no mínimo, má fé por parte do PT”, provocou Gaban. (Bahia Notícias)

Comente agora
24
Set
Dilma faz discurso de candidata na ONU
Postado por: Anacley Souza / 15:26h

A presidente Dilma Rousseff discursou nesta quarta-feira na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Mas Dilma candidata não perdeu a chance de usar a tribuna: parte do pronunciamento foi muito similar às falas da petista nos palanques eleitorais: ela elogiou o próprio governo em diversas áreas, como educação, economia e o combate à corrupção. Ignorando os seguidos escândalos que assolam o governo, Dilma pregou o "respeito à coisa pública e combate sem tréguas à corrupção". "Essa é uma responsabilidade que assumimos ao fortalecer nossas instituições", disse, antes de citar a criação do Portal da Transparência, a Lei de Acesso à Informação e as leis que punem "tanto o corrupto quanto o corruptor". Quando falou de economia, a presidente também usou praticamente o mesmo discurso que faz nos palanques eleitorais: disse que o Brasil resistiu à crise econômica global sem cortar empregos e mantendo no lugar os fundamentos macroeconômicos. "Não descuidamos da solidez fiscal e da estabilidade monetária, e protegemos o Brasil frente a volatilidade externa", declarou. Ela admitiu, entretanto, que o país foi afetado pela turbulência: "Ainda que tenhamos conseguido resistir às consequências mais danosas da crise global, ela também nos atingiu de forma mais aguda nos últimos anos", afirmou. Dilma, que nunca menciona o casamento gay em seus discursos como presidente ou candidata, colocou na conta dos avanços brasileiros até mesmo a decisão do Supremo Tribunal Federal que instituiu a união civil entre pessoas do mesmo sexo, posteriormente convertida em casamento pelo Conselho Nacional de Justiça: "A Suprema Corte do meu país reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo, assegurando-lhe todos os direitos civis daí decorrentes", afirmou.

Comente agora
24
Set
Trinta municípios da Bahia vão usar voto biométrico nas eleições 2014
Postado por: Anacley Souza / 15:02h

Trinta municípios da Bahia vão usar voto biométrico nas eleições de 2014. Cidades como Santo Antônio de Jesus,  Buerarema, Canavieiras, Cândido Sales, Governador Mangabeira, entre outros, já estão preparados para o procedimento. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desde 2013, o cadastramento biométrico vem sendo feito em diversas zonas eleitorais. Neste ano, mais de 22 milhões de eleitores vão contar com esta ferramenta no estado, que tem por objetivo dar mais segurança ao eleitor no dia da votação. Confira os municípios que estão em fase de recadastramento através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida, implementada desde 2008 no Brasil, chegou à Bahia através do cadastramento dos eleitores do município de Pojuca, que desde 2010 utilizam este sistema.

Comente agora
24
Set
Na ONU, Dilma cobra mais espaço para países em desenvolvimento
Postado por: Anacley Souza / 12:54h

A presidenta Dilma Rousseff criticou hoje (24) a demora da ampliação do poder de voto dos países em desenvolvimento em instituições financeiras internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial e disse que elas correm o risco de perder eficácia e legitimidade. “É imperioso pôr fim ao descompasso entre a crescente importância dos países em desenvolvimento na economia mundial e sua insuficiente participação nos processos decisórios das instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário e o Banco Mundial. É inaceitável a demora na ampliação do poder de voto dos países em desenvolvimento nessas instituições. O risco que essas instituições correm é perder sua legitimidade e eficiência”, disse a presidenta em seu discurso na abertura da 69ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na sede da entidade, em Nova York. Dilma destacou a articulação dos países do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que, este ano, decidiu criar um banco de financiamento e um arranjo de socorro emergencial para os membros do bloco e outros países em desenvolvimento como alternativa à ordem mundial financeira. A presidenta listou uma série de medidas que o governo tomou nos últimos anos para tentar proteger a economia nacional da crise global, mas admitiu que o Brasil também foi atingido pela desaceleração. “Ainda que tenhamos conseguido resistir às consequências mais danosas da crise, ela também nos atingiu de forma mais aguda nos últimos anos. Tal fato decorre da persistência, em todas a regiões do mundo, de consideráveis dificuldades econômicas que impactam negativamente nosso crescimento”, reconheceu. (Agência Brasil)

Comente agora
24
Set
Ibope mostra certeza do eleitor em relação ao voto para presidente
Postado por: Letícia Oliveira / 12:24h

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) mostra, dentre os eleitores que declaram o voto em um dos candidatos ou que pretendem votar em branco/nulo, o quão certos estão desta decisão e o quão propensos estão à mudança até o dia 5 de outubro. Para fazer essa medição, o instituto pergunta qual frase melhor define o voto em seu candidato para presidente. São elas:

- “é uma decisão definitiva, que não mudará de jeito nenhum”

- “é uma decisão firme, mas que poderá mudar no decorrer da campanha”

- “é uma escolha do atual momento, que durante a campanha poderá mudar”

Comente agora
24
Set
Dilma: é indispensável retomar dinamismo da economia
Postado por: Letícia Oliveira / 12:05h

A presidente Dilma Rousseff afirmou em seu discurso nas Nações Unidas nesta quarta-feira que é “indispensável e urgente” retomar o dinamismo da economia global. A dirigente também mostrou preocupação com a propagação do Ebola e ainda criticou o acirramento de conflitos armados, sobretudo no Oriente Médio. “A cada intervenção militar não caminhamos para a paz, mas assistimos ao acirramento destes conflitos.” Dilma destacou que a economia global deve funcionar como “instrumento de indução do investimento, do comércio internacional e da desigualdade entre os países”. Ela destacou que ainda persistem, em todas as partes do mundo, consideráveis dificuldades econômicas, que impactam negativamente o crescimento econômico de diversos países. Ao falar do comércio, Dilma pediu a conclusão da rodada Doha de negociações internacionais. A dirigente também ressaltou a importância de países em desenvolvimento terem mais poder de voz em organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. “O risco que estas instituições correm é perder a legitimidade e eficiência”, disse a presidente ao fazer o discurso de abertura da 69ª Assembleia-Geral das Nações Unidas nesta quarta-feira, pedindo mais poder de votos nestas instituições para países como o Brasil.

Comente agora
24
Set
Marina desiste de impulsionar criação da Rede neste ano
Postado por: Letícia Oliveira / 11:30h

A presidenciável Marina Silva (PSB) decidiu desacelerar o processo de criação da Rede Sustentabilidade. Segundo pessoas próximas à candidata, o cronograma de criação da sigla previa a formalização do novo partido ainda em 2014, a tempo de participar da formação de um eventual governo da ex-ministra. A ordem agora é deixar a Rede para o ano que vem e fortalecer o PSB. Alguns aliados de Marina viam na criação da sigla um instrumento político e legal para garantir a construção de uma base forte no Congresso, caso Marina seja eleita. Por se tratar de um novo partido, a Rede poderia receber parlamentares eleitos por outras legendas sem que eles corram o risco de ficarem sem mandato. A estratégia, no entanto, fragilizaria o PSB, partido que ainda sob o comando de Eduardo Campos, morto no dia 13 de agosto, abrigou Marina e seus “sonháticos” quando a Justiça Eleitoral negou o registro da Rede, no ano passado. Segundo um interlocutor da candidata, Marina, caso eleita, pretende dar uma “contribuição” ao PSB e tomar posse filiada à sigla. O coordenador nacional da Rede, Pedro Ivo Batista, disse que a formalização do novo partido ficou para 2015. “Este ano (a Rede) não sai. Estamos no meio da campanha.”

Comente agora
24
Set
Luciana Genro lança programa de governo e propõe auditoria na dívida pública
Postado por: Letícia Oliveira / 09:53h

Somente a duas semanas antes das eleições do primeiro turno, a candidata à Presidência da República Luciana Genro (PSOL) lançou o seu programa de governo, em um hotel da área central de São Paulo. De acordo com a presidenciável, o programa não é socialista, ideologia defendida pelo partido, mas sim “de transição”, e defende mudanças estruturais no país. Uma delas seria a parte econômica. Nossa proposta é de ruptura com esse modelo econômico voltado aos interesses do capital. “Por isso, nossa política econômica é a eliminação dessa lógica de esforço produtivo para pagar os juros da dívida”, disse Luciana à Agência Brasil. Sua principal proposta neste setor é uma auditoria na dívida pública do país, sem estabelecer uma política de meta de superávit primário para pagar o débito, e suspensão temporária do pagamento para bancos e especuladores, sem que isso signifique calote. Luciana defende, ainda, as revisões da Lei da Anistia e das privatizações, o cancelamento das licenças de rádio e TV de senadores e deputados, o casamento igualitário, a legalização da maconha, a reforma política, a legalização do aborto, a tarifa zero no transporte público e o transporte público 24 horas e a desmilitarização da polícia. Nas últimas pesquisas de inteção de voto para a presidência, a psolista oscila entre menos de 1% e 2%. 

Comente agora
24
Set
TRE inicia hoje lacração das urnas eletrônicas da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 09:51h

A partir de hoje, as mais de 5 mil urnas eletrônicas das zonas eleitorais de Salvador começam a ser lacradas. O processo, que termina dia 30 de setembro, começa com a inserção dos dados de candidatos e eleitores. Depois é feita a colocação dos lacres para impedir a colocação de qualquer dispositivo móvel no equipamento. O procedimento será realizado no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no bairro do Porto Seco Pirajá. No período de 27 de setembro a 02 de outubro será realizada a conferência visual das urnas, quando os equipamentos serão ligados para verificar se estão com funcionamento correto. No interior, a inseminação e lacração das urnas também serão iniciadas hoje. Pela legitimidade do processo eleitoral, acompanham o processo representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados e do Ministério Público Eleitoral, que podem optar por comparecer ou não.

Comente agora
24
Set
Dilma fará discurso de abertura da assembleia-geral da ONU nesta quarta
Postado por: Letícia Oliveira / 09:17h

A presidente Dilma Rousseff fará nesta quarta-feira (24) o discurso de abertura da 69ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Ao comentar os ataques aéreos dos Estados Unidos na Síria, nesta terça (23) para combater o grupo extremista Estado Islâmico, que deve ser o principal assunto nos discursos dos líderes de grandes potências, a mandatária disse que lamenta “enormemente” o conflito, e deixará “muito clara” a posição brasileira sobre o assunto em seu discurso. A expectativa é que Dilma aborde alguns temas surgidos nos últimos 12 meses, desde seu discurso anterior na 68ª sessão, quando propôs o estabelecimento de marco civil multilateral para a governança e o uso da internet na proteção de dados, como consequência da espionagem do governo dos EUA a cidadãos, governos e empresas.

Comente agora
24
Set
TSE aprova arquivamento de prestações de contas antigas
Postado por: Letícia Oliveira / 08:26h

Por 4 votos a 3, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (23) decisão que permite aos ministros arquivar em definitivo todas as prestações de contas apresentadas pelos partidos antes de 2009 e que ainda não tinham sido julgadas. As prestações são documentos entregues pelos partidos até o dia 30 de abril de cada ano que demonstram o quanto arrecadaram e gastaram no ano anterior. Cabe ao TSE analisar a veracidade dos dados e verificar se houve aplicação adequada de recursos do fundo partidário e de recursos próprios, frutos de doações de pessoas físicas ou jurídicas. Encontrando falhas ou irregularidade, como eventual desvio de recursos e uso de nota fiscal falsa para comprovar gastos, a corte pode suspender por determinado período o repasse às legendas do Fundo Partidário, cujo dinheiro é mantido por recursos públicos e multas. Na prática, a decisão pode funcionar como uma espécie de "anistia" aos partidos, já que eventuais irregularidades serão perdoadas no arquivamento da prestação de contas. Para isso, cada ministro poderá decidir individualmente sobre o arquivamento das contas antigas.

Comente agora
24
Set
Presidente do PT sobre denúncia da Veja: "mensalinho do DEM e aliados"
Postado por: Letícia Oliveira / 07:44h

O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, afirmou nesta terça-feira (23) que o partido teria os nomes dos responsáveis pelo que chamou de “armação política” as denúncias de um suposto esquema envolvendo a ONG Instituto Brasil e petistas baianos, que teriam sido beneficiados com dinheiro desviado do Fundo de Combate à Pobreza, além de recursos oriundos de prefeituras do interior administradas por prefeitos petistas e aliados do governo do Estado. Em nota enviada à imprensa, o dirigente petista afirma saber "de quem é o DNA" das denúncias e, agora, correrá atrás das provas para poder apresentar. "Estamos muito tranquilos. Isso é uma sórdida armação política. O principal personagem é uma mulher cheia de dívidas, com 17 processos, sem conseguir pagar suas dívidas. De repente, como num passe de mágica, ela consegue pagar todas suas dívidas, inclusive, condomínio e IPTU. E como se não bastasse, parte para uma confortável viagem para a Europa. A pergunta é: quem pagou?", questionou o dirigente petista, que rebate as acusações da existência do “mensalinho baiano” e diz que, "em breve", será comprovado o "mensalinho do DEM ", em referência ao possível pagamento à Dalva Sele Paiva, ex-presidente da ONG e autora das denúncias, à revista Veja.

Comente agora
24
Set
Rui apresenta documento do MP e afirma que não existe denúncia contra ele
Postado por: Letícia Oliveira / 07:28h
As acusações feitas pela presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele, em entrevista à Veja, ainda rende no meio político baiano. Na noite da última terça-feira (23), a promotora Rita Tourinho certificou, através de documento, que não existe no Ministério Público da Bahia qualquer acusação ou investigação contra Rui Costa, “ainda que por citação de seu nome por terceira pessoa, em processo relacionado à Dalva Sele Paiva e ao Instituto Brasil”. De acordo com o candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), a farsa eleitoral montada pela oposição está sendo desmontada. “A senhora Dalva Sele Paiva, do Instituto Brasil, está sob investigação do Ministério Público há quatro anos e durante esse tempo meu nome nunca foi citado”, afirma. E continua: “só agora, há menos de 15 dias das eleições, ele procura a revista Veja para fazer denuncias. E, misteriosamente, antes da publicação da reportagem essa senhora, que responde a 17 processos e acumula dividas depois que seus bens foram bloqueados pela Justiça, consegue quitar todas seus atrasos financeiros e ainda ter dinheiro para viajar para a Europa”, continua Rui. “O suposto crime eleitoral deve ser urgentemente apurado pela Justiça”. Na tarde de ontem, o petista acionou o MP e Polícia Federal, pedindo ainda que ex-presidente do Instituto Brasil seja ouvida e apresente provas para todas as acusações que fez.
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com