As comentadas

Bom dia , Quarta-feira, 23/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Política

27
Mar
Recadastramento biométrico poderá ser feito até 07 de maio em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 08:49h

O prazo para os eleitores que ainda não fizeram seu recadastramento biométrico na 56ª Zona Eleitoral se encerra na próxima sexta-feira (28). De Acordo Hamilton Sacramento, Chefe do Cartório Eleitoral no Fórum Wilde Lima em Santo Antônio de Jesus, apesar da prorrogação vários eleitores se abstiveram de fazer seu recadastramento e com isso correm o risco de terem o título cancelado, sendo impedidos de abrir contas em bancos, tirar passaporte e se inscrever em concursos públicos e ou vestibulares. A prorrogação na 56ª Zona, que abrange além de Santo Antônio de Jesus, suporta as cidades de Dom Macedo Costa, Varzedo e Conceição do Almeida na tentativa do TRE-BA cumprir sua meta visando às eleições de 2014.

Em entrevista a Rádio Andaiá FM, o Juiz Eleitoral, Dr. Gilvandro Cardoso, informou que apesar de o prazo está se esgotando, o mutirão foi bastante produtivo para a 56ª zona e que um escritório do TRE estará sendo instalado nas dependências do SAC onde atenderá os cidadãos. Cardoso informa ainda que os eleitores terão até o dia 07 de maio de 2014 para regularizar a sua situação eleitoral, “ainda há tempo e chance para que os faltosos se regularizem. O prazo de encerramento, na sexta-feira é apenas para este mutirão. Aqueles que por algum motivo não fizeram seu recadastramento poderão se dirigir até os postos eleitorais a partir de segunda-feira (31)”, ressalta. Para o Magistrado, a expectativa de eleitores cadastrados já ultrapassou o índice, citando as cidades com maior déficit, exemplificando a cidade de Varzedo que teve 80% de seu eleitorado regularizado, “apesar de os municípios serem em sua maioria uma comunidade rural, tiveram índice superior, até dia 7 de maio teremos 100% de eleitores regularizados”, declara. 

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
26
Mar
Câmara aprova cota de 20% para negros na administração federal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:09h

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (26), por 314 votos a favor, 36 contra e 6 abstenções, projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos que se declararem negros ou pardos. O texto, que tramita em caráter de urgência desde novembro de 2013, é de autoria do governo federal e ainda precisa de aprovação do Senado antes de seguir para sanção presidencial. A proposta limita a aplicação das cotas ao prazo de dez anos. De acordo com o texto, a reserva de vagas vale em concursos realizados para a administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, como Petrobras, Caixa Econômica Federal, Correios e Banco do Brasil. O projeto não estende as cotas para os poderes Legislativo e Judiciário. Pela proposta, a reserva será oferecida sempre que o concurso oferecer mais de três vagas. Poderá concorrer pelo sistema de cotas o candidato que se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição do concurso. Na justificativa do projeto, o governo argumenta que a matéria é uma “política afirmativa” necessária para solucionar o problema da subrepresentação de negros e pardos no serviço público federal.

Comente agora
26
Mar
Condenado pelo STF, deputado Asdrubal Bentes renuncia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:57h

O deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB-PA), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a três anos, um mês e dez dias de prisão, renunciou nesta quarta-feira (26) ao mandato parlamentar. Segundo ele, a decisão foi tomada para “evitar constrangimento” para os colegas parlamentares na hipótese de decidirem pela eventual manutenção do seu mandato. “Renuncio para preservar a imagem deste poder e também os meus companheiros, que certamente serão alvo de muita pressão”, declarou Bentes. A renúncia foi formalizada com a comunicação feita ao plenário pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) depois de receber a carta em que o deputado informou que desistia do mandato. O anúncio foi feito antes de a Mesa Diretora da Câmara iniciar reunião para decidir sobre a abertura de processo de cassação contra ele. Se a mesa iniciasse a reunião e instaurasse o processo, Bentes não poderia mais renunciar. Depois que a renúncia for publicada no "Diário Oficial da Câmara", o salário e os benefícios do parlamentar serão cortados e ele terá prazo de 30 dias para deixar o apartamento funcional em Brasília. De acordo com informação da secretaria da Mesa Diretora da Câmara, o primeiro suplente é Luiz Otávio (PMDB-PA). Se por algum motivo ele não tomar posse, o segundo suplente é Catarino Ribeiro de Lima (PMDB-PA).

Comente agora
26
Mar
Governador diz que não sairá da política apesar de acabar seu mandato
Postado por: Letícia Oliveira / 15:13h

Em entrevista a Andaiá FM, o Governador do Estado da Bahia Jaques Wagner falou sobre a JAC Motors, que segundo ele, só produzirá na Bahia em 2015 e ainda comentou um pouco sobre a sua vida após deixar o cargo.

Após as eleições: “Eu quero garantir por enquanto a reeleição da Presidenta Dilma e eleição de Rui Costa com João Leão e Otto Alencar como senador, depois de outubro com o resultado das eleições eu discutirei sobre o meu destino”, disse, acrescentando que não se afastará da política apesar de não ter mais mandato.

Produção da JAC Motors: Segundo Jaques, houve um enorme empenho para que a produção da JAC Motors fosse iniciada, porém ocorreu um certo problema com o licenciamento, o que às vezes é normal, então agora é hora de esperar as empresas começarem a fazer as obras. “Da nossa parte praticamente está tudo resolvido, mas é preciso que eles apertem os passos para poder o mais breve possível produzir”, afirmou. Para o governador, a perda maior nessa demanda é não começar a gerar os empregos previstos.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
26
Mar
Ilhéus: Ex-prefeito acusa vereadores de pedir propina
Postado por: Letícia Oliveira / 15:01h

Após ter as contas referente ao exercício de 2011 rejeitadas pela Câmara de Vereadores, por 13 votos a 5, o ex-prefeito do município de Ilhéus, Newton Lima (PT), em discurso, nesta terça-feira (25), acusou o vereador James Kosta (PMN) de liderar um grupo formado pelos colegas da Casa, Rafael Benevides (PP), Nerival (PC do B), Gurita (PP) e Ivo Evangelista (PRB), que tinha como objetivo capitanear R$ 50 mil para cada um, objetivando votar pela aprovação das contas do ex-prefeito. Segundo o petista, toda ação foi registrada através de uma filmagem que será apresentada as autoridades. Com informações do site Políticos do Sul da Bahia.

Comente agora
26
Mar
Prefeito de Coribe terá que pagar 10 mil por propaganda eleitoral antecipada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:28h

Manoel Azevedo Rocha, que é prefeito da cidade de Coribe, no extremo oeste da Bahia, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) por propaganda eleitoral antecipada. O político terá que pagar R$ 10 mil de multa, como foi requerido pala Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA). De acordo com informações divulgadas pela PRE, nesta quarta-feira (26), o prefeito foi condenado por ter colocado outdoors nos municípios de Correntina e Santa Maria da Vitória, na mesma região. Os outdoors traziam a frase “Aposte no futuro. Feliz Natal e Feliz 2014. Manoel Rocha. Prefeito de Coribe e presidente da AMORVALE”, acompanhada da fotografia do pretenso candidato. Em fevereiro deste ano, a Justiça Eleitoral já havia deferido liminar determinando a retirada imediata dos outdoors. A decisão final sobre a multa foi publicada em 18 de março. (Foto: Samavi em Foco - BN)

Comente agora
26
Mar
"O PCdoB de S. A. de Jesus não participou e nem participa da gestão de Humberto", afirma presidente
Postado por: Anacley Souza / 12:18h

A presidente do PCdoB, Denis Cortes, em entrevista a Rádio Andaiá FM, falou sobre atuação dos militantes na administração municipal. Denis disse que a convivência é tranquila, o que para ela é bastante promissora e produtiva, “todos os nossos filiados são qualificados e capazes. Temos em nossas fileiras, nomes como José Carlos Toneto e João Gabriel, que estão lutando junto com a administração, convidados como técnicos”, fala. Denis salientou ainda que a boa parceria é aquela quando o grupo da gestão participa e este convida os partidos para que partir dai se indique um nome para compartilhar da gestão, “isso não, a administração do prefeito Humberto Leite não convidou o partido para participar, ele escolheu nomes”, falou se referindo aos nomes de secretários supracitados. Para a presidente da sigla, esta atitude manifesta a democracia e declarou que o PCdoB não faz parte da gestão, “é uma situação diferenciada; conversamos com nossos camaradas e eles preferiram continuar no partido, inclusive PCdoB não os cobrou o desligamento da legenda”, ressaltou. 

PCdoB lança Aislan Rocha como pré-candidato a deputado: Aproveitando o ensejo, o pré-candidato a deputado estadual, Aislan Rocha falou sobre a estratégia do grupo em lançar chapa própria para disputa de vagas no legislativo, para Rocha, este tipo de atitude prova que o partido vem crescendo em todo o território brasileiro, “isso reafirma o crescimento que o PCdoB tem tido nestes últimos anos”, salienta. Recordando as eleições passadas, Aislan disse que os bons nomes lançados a candidato faz o partido sobressair, como citou a deputada federal Alice Portugal, “tivemos condição a ter chance real de eleição a vereador em 2012. Eu fui primeiro suplente”, comenta. Em relação à estrutura da facção, o pré-candidato disse que a Bahia não tem muros, deixando o caminho livre para propagar seu nome e o do PCdoB em toda a Bahia, “sou filho de Alagoinhas, tenho uma gama de amigos em todo o território baiano e minha eleição irá se resumir na região de Santo Antônio de Jesus”, conclui.

  1. Redação Voz da Bahia - Anacley Souza
Comente agora
26
Mar
Partidos políticos se afastam da base aliada do prefeito de S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 11:45h
  1. Partidos que compôs a base aliada do prefeito Humberto Leite (PDT) das últimas eleições estão se debandando. Em entrevista ao repórter Ney Baccely da Rádio Recôncavo FM, Hamilton Ramos presidente do PSL (Partido Nacional Liberal) no município falou sobre o afastamento do partido da base do prefeito. Segundo Ramos, os caminhos da politica em Santo Antônio de Jesus estão cada vez mais cheios de desvios e disse estar descontente com a administração municipal, “cada um vai seguir seu caminho por questões de déficit nessa administração. Resolvi seguir um caminho diferente, aquele que possa trazer benefícios para a cidade”, fala. Para o presidente da sigla, os partidos só estão na base servindo de enfeite, sem participação ativa de fato, “o que iremos fazer lá, se não podemos nada? Não temos apoio, não temos participação”, rebate. Hamilton também respondeu aos boatos de que ele havia tomado o controle do PRB (Partido Republicano Brasileiro) já que teve participação na escolha do novo presidente, e foi categórico ao dizer que a informação é equivocada, pois ele faz parte de uma sigla diferente e informou que o que ocorreu foi que um grupo de pessoas do partido em questão descontente com a forma de ação do coordenador atual do SAM, Hélio de Aguiar (ex-presidente) se reunirá para discutir a destituição dele e eleger outro presidente para o partido, “sou do PSL, os dois partidos são unidos, apesar das diferenças. Participei sim, mais em consenso pela mudança do diretório do PRB no município, isso é bom, temos que procurar o que dá certo”, salientou. Em relação a mudanças com o vinculo político com a administração municipal, Ramos disse que o PRB e o PFL não fazem mais parte da gestão por falta de cumprimento de acordos e de participação, citando a aprovação do PROCON na cidade, “não sabemos o motivo da não aprovação do projeto, tudo é muito difícil, cada um puxa a corda para o seu lado. Não há diálogo com essa administração e quem perde somos nós e a população”, concluiu.
  2. Redação e Foto: Voz da Bahia - Anacley Souza
17 comentários
26
Mar
Deputados estaduais processam o radialista Mário Kertész
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:23h

Em reunião ocorrida às 23 horas desta terça-feira, 62 deputados decidiram que vão processar o radialista Mário Kertész, apresentador da Rádio Metrópole. Apenas Capitão Tadeu (PSB) não compareceu ao encontro. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Kertész“passou de todos os limites da liberdade de imprensa”. Ontem, o radialista disse que a na Assembleia Legislativa da Bahia existe um esquema de corrupção e xingou os parlamentares, ao dizer que todos os deputados, de todos os partidos são sacanas. Por causa da opinião do radialista, os deputados decidiram também que não darão entrevista à Rádio Metrópole. “Respeito o contraditório, criticas, mas o que ele fez é desrespeito”, disse Nilo em conversa com o Bocão News. O presidente da Assembleia afirmou, ainda, que a rádio vem fazendo campanha difamatória há 90 dias. “Muita gente me pedia pra processar o radialista, mas não fiz antes porque as coisas estavam no campo da critica, mas agora descambou para acusações graves e desrespeitosas”, assinalou. Questionado sobre o que motivaria o radialista a fazer tal campanha, Nilo disse não saber. “Ele nunca me pediu nada. Eu realmente não sei”.

Comente agora
26
Mar
Eserval Rocha assume governo da Bahia interinamente por uma semana
Postado por: Anacley Souza / 10:12h

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) desembargador Eserval Rocha assume o cargo de governador interino da Bahia na próxima segunda-feira (31). O desembargador, que já tem experiência em atuar de forma interina, será o chefe do Executivo baiano por uma semana. O governador Jaques Wagner viaja na próxima segunda com a primeira-dama Fátima Mendonça, em miniférias. O presidente do TJ, que assumiu o mais alto cargo da Corte baiana oficialmente a menos de dois meses, assumirá o posto de Wagner, já que o vice-governador Otto Alencar e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, estão impedidos de assumir o governo pela regra de desincompatibilização. Otto é candidato ao Senado e Marcelo Nilo pode tentar a reeleição para deputado. Eserval Rocha, no final do ano passado, assumiu a presidência do TJ interinamente com o afastamento do então presidente da Corte, Mario Alberto Hirs.(Bahia Notícias)

Comente agora
26
Mar
Ex-Prefeito de Governador Mangabeira aumentou subsídios ilegalmente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:02h

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão de terça (25) votou pela procedência do termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Governador Mangabeira, Antônio Pimentel Pereira, relativo a irregularidades ocorridas durante o exercício de 2006. O gestor foi punido pelo relator do processo, Conselheiro Francisco Netto, com o ressarcimento de R$ 5.060,01 aos cofres municipais, com recursos pessoais, sob pena de ter que responder a processo judicial sob acusação de apropriação indébita. Ainda cabe recurso da decisão. (Bocão News)

Comente agora
26
Mar
Itabuna: ex-presidente da Câmara é condenado a seis anos de prisão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:09h

O ex-presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Itabuna, Clóvis Loyola (PSDC), foi condenado pela Justiça Federal a seis anos de prisão. Ele foi acusado pelo Ministério Público (MP) de desviar cerca de R$ 5 milhões dos cofres públicos. No ano de 2012, o ex-parlamentar chegou a sair algemado pela Polícia Civil do Hospital de Base do município. Na época, Loyola, o mais votado nas eleições de 2008 para o Legislativo, tentava conseguir atestado médico para faltar a uma audiência sobre o caso. Um dos advogados do ex-vereador, Bruno Adry, afirmou ao Políticos do Sul da Bahia que a defesa já entrou com os embargos, e depois vão entrar com a apelação. Eles consideraram a pena excessiva, e estão trabalhando para converter restritiva de direito. Vale lembrar que Clovis Loyola recorre em liberdade , até o transito e julgado. Só executa a sentença STJ e STF analisarem uma serie de recursos. Foto: Políticos do Sul da Bahia

Comente agora
26
Mar
Após reunião com Lupi, PDT permanece indefinido na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:43h

O PDT não definiu como a legenda vai se posicionar na Bahia. O deputado federal Félix Mendonça Jr., presidente estadual da legenda, afirmou ao  Política Livre que a reunião realizada hoje com o diretório nacional “foi tranquila”, mas que o partido vai ter que conversar com os diretórios municipais no estado. “Hoje somos da base, mas temos que conversar com os diretórios e depois nós vamos decidir o que fazer. É preciso ouvir prefeitos, deputados estaduais e conversar também com a executiva nacional. Até maio deveremos ter uma definição”. Sobre a exclusão do deputado Marcelo Nilo da chapa majoritária na Bahia, Félix Jr. disse que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, “ficou chocado e um pouco magoado com a forma [que o processo foi conduzido], mas não com o resultado. Até porque poderia ser qualquer um”, finalizou. (Política Livre)

Comente agora
26
Mar
Chapa da oposição: DEM não tem pressa? 'Pergunta a ACM Neto', diz Geddel
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:13h

Enquanto o governador Jaques Wagner concluiu na última semana a montagem da chapa encabeçada pelo PT, os partidos de oposição ainda não chegaram a um denominador comum sobre a desejada união do grupo e, pelos últimos movimentos e discursos, a definição pode não ocorrer até o final de março, como prometido. O ex-governador Paulo Souto (DEM) e o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, disputam o posto de candidato único das oposições, mas o prefeito de Salvador, ACM Neto, parece distante de desatar o nó. Indagado publicamente sobre o assunto nos últimos dias, o coordenador do processo não deu nenhuma pista e tem comentado no Palácio Thomé de Souza que “quanto mais falam em eleição, mais eu me calo”. “As conversas continuam. O prefeito tem falado com todos os atores do processo na tentativa de buscar o consenso. Ele tem tido várias reuniões, com os pré-candidatos e representantes dos partidos”, diz o presidente estadual do DEM, o deputado Paulo Azi. Questionado sobre o andamento das negociações, Geddel jogou a responsabilidade para o prefeito. “Pergunta a ACM Neto. Se eu já não estava dizendo nada, agora é que não falo”, avisou. No começo do mês, logo após o carnaval, o peemedebista chegou a sinalizar um possível racha dos oposicionistas, ao dizer que, na política, “nada é impossível”, quando indagado sobre a chance de PMDB e DEM saírem separados. Irmão de Geddel, o deputado federal Lúcio Vieira Lima reforçou as palavras do pré-candidato do PMDB. “O árbitro não é Neto? Ele é quem vai dizer. Estamos aguardando o coordenador do processo”, declarou.

Comente agora
25
Mar
PDT revela indefinição em apoio ao candidato de Wagner
Postado por: Letícia Oliveira / 14:29h

Indefinido. Assim segue a posição do PDT baiano diante da possibilidade de escolha em continuar ao lado do governador Jaques Wagner (PT) ou declinar e passar a apoiar a oposição orquestrada pelo prefeito ACM Neto (DEM), ou até mesmo amparar a pré-candidata Lídice da Mata (PSB). Nesta terça-feira (25), deputados pedetistas da Bahia estiveram reunidos em Brasília com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi. O principal tema da pauta foi exatamente sobre a posição da sigla diante da decisão do Wagner que escolheu o PP de João Leão, ao invés do pedetista Marcelo Nilo. Félix Mendonça Jr., deputado presidente estadual do PDT, informou ao Bocão News o conteúdo da reunião. De acordo com o parlamentar, todos os integrantes deverão consultar as lideranças das bases, principalmente no interior, para saber a opinião de cada grupo. Será dessa consulta que a definição sairá. Embora Nilo já tenha adiantado que a amizade entre ele e Wagner esteja arranhada, Félix acredita que outros fatores são preponderantes para a decisão, principalmente a coerência política do partido que sempre apoiou o projeto petista. Ele confessa que a tendência natural para a majoritária é de apoio aos pré-candidatos governistas: Rui Costa (PT), João Leão (PP), e Otto Alencar (PSD). Mesmo assim, para ele é prematuro bater o martelo nesse sentido.

Comente agora
25
Mar
Governo e Câmara dizem que marco da internet será votado nesta terça
Postado por: Letícia Oliveira / 14:16h

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmaram haver acordo para votar ainda nesta terça-feira (25) o projeto do Marco Civil da Internet com os principais pontos defendidos pelo governo. Há semanas a votação vem sendo adiada por falta de consenso entre parlamentares sobre trechos-chave da proposta. O Marco Civil da Internet funcionará como uma espécie de Constituição da rede mundial de computadores no Brasil, com direitos e deveres de usuários e empresas. A matéria tranca a pauta de votações do plenário da Casa desde outubro do ano passado e causou várias divergências entre deputados da base e oposição, governo e o setor de telecomunicações e internet. Na semana passada, em busca de um acordo, o governo aceitou fazer concessões e alterar um dos trechos mais polêmicos da matéria, que prevê a regulamentação por decreto da chamada neutralidade da rede – que veta a venda de pacotes diferenciados de conteúdo de internet, como acesso somente a e-mails.  O governo aceitou incluir no projeto a obrigatoriedade de a presidente ouvir a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) antes de formular as regras que regularão a venda de conteúdo.

Comente agora
25
Mar
Sem Marina, PV diz que vai apoiar aborto e maconha na campanha presidencial 2014
Postado por: Anacley Souza / 13:06h

Liberação do aborto e descriminalização do consumo de maconha estão entre os principais temas que o PV deve discutir durante a campanha presidencial 2014. Os dez pontos programáticos foram lançados, nesta segunda-feira (24), pelo pré-candidato do PV, o ex-deputado Eduardo Jorge. Este ano, o partido quer ter um posicionamento bem diferente do de 2010, quando a candidata a presidente era Marina Silva, que é evangélica e dizia ser contra os dois tópicos de discussão. "Não vamos fazer campanha olhando para 2010. Questões de orientação sexual, reforma política, reforma tributária e relações com a agricultura não foram bem defendidas em 2010", afirma o pré-candidato. Ao contrário de quatro anos atrás, o PV não utilizará no programa de governo a "cláusula de consciência", dispositivo incluído no documento de 2010 como solução para que a ex-ministra evangélica se candidatasse pela sigla. Segundo integrantes da legenda, as questões referentes ao aborto e à maconha sempre foi defendida pelo PV. Embora o ex-deputado reconheça que Marina atraiu um grande número de eleitores conservadores, ele garante que afastar o PV deste público não é problema, mas solução. Com o debate sobre aborto e uso de maconha, o PV acredita que será a "novidade da eleição" e poderá ser o contraponto às propostas das principais candidaturas presidenciais - além de Dilma, as do senador tucano Aécio Neves (MG) e a do governador pernambucano, Eduardo Campos (PSB). As informações são do Estadão.

Comente agora
25
Mar
Capitão Tadeu alfineta Marcelo Nilo e divulga lista de gastos em seu gabinete
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:29h

Depois que o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo (PDT), prometeu aos apresentadores Zé Eduardo e Mário Kertész que divulgaria uma lista com os gastos da Casa, o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) surgiu no cenário e prometeu divulgar os gastos no gabinete dele. Nesta terça-feira (25), ele enviou ao apresentador Zé Eduardo uma lista composta por 22 secretários parlamentares e seus respectivos vencimentos.  Os funcionários do militante do PSB variam de R$ 11.000, passando por R$ 7.000, indo para R$ 2.000 e chega a R$ 900.

Comente agora
25
Mar
S. A. de Jesus: PCdoB comemora 92 anos e convida simpatizantes para sua confraternização
Postado por: Anacley Souza / 10:58h

Fundado em 1922, o PCdoB, comemora 92 anos de luta no Brasil. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, Aislan Rocha, pré-candidato a deputado estadual pela legenda agradeceu o apoio dos militantes e da população e convida a todos os filiados e simpatizantes da sigla para um evento de confraternização em comemoração a fundação do Partido Comunista do Brasil. O evento acontecerá hoje, às 19h, no Restaurante Prazer da Carne, localizado na Praça do Rio Branco em Santo Antônio de Jesus.

  1. Redação e Foto: Voz da Bahia
Comente agora
24
Mar
STF vai apurar se Feliciano cometeu preconceito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:25h

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para apurar se o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) cometeu o crime de preconceito de religião ao falar que profetizava "o sepultamento dos pais de santo"  e o "fechamento de terreiros de macumba". Em decisão assinada na sexta-feira (21), o ministro determinou que a Polícia Federal (PF) ouça o depoimento de Feliciano em 30 dias. O G1 tentou contato com a defesa e com a assessoria do parlamentar paulista, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. "Conforme requerido pelo procurador-geral da República, encaminhem-se os autos à Corregedoria da Polícia Federal para a oitiva do parlamentar no prazo de 30 dias", afirma o ministro. Ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Feliciano acumulou polêmicas na presidência do órgão devido a posições consideradas homofóbicas e racistas por entidades de defesa das minorias. Como ele tem foro privilegiado, só pode ser investigado em inquérito comandado pela Procuradoria Geral da República e autorizado pelo Supremo.

Comente agora
24
Mar
"Nunca disse a Nilo que ele seria o candidato", diz Wagner sobre Nillo
Postado por: Anacley Souza / 12:45h

O governador Jaques Wagner informou ao presidente do PDT, Carlos Lupi, a sua escolha pelo PP ao invés do PDT na formação da última vaga da chapa da situação ao governo do Estado. A conversa foi por telefone e, segundo Wagner, teve boa acolhida por parte de Lupi. "Falei a ele quais foram os critérios", assinalou em conversa com o Bocão, no 15° Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que acontece no Othon Palace Hotel, em Salvador. Os critérios relacionados por ele são o tamanho da bancada federal e estadual, número de prefeitos, entre outros. Para o governador, a sua decisão não vai afastar o PDT da base. Entretanto, ele reconhece que hoje o sentimento que impera entre Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e seus simpatizantes, não é dos melhores. "Não acredito que haja mágoa. Há uma insatisfação, que é natural porque ele (Marcelo Nilo) queria ser o candidato a vice, mas, com o tempo, as coisas vão se ajeitar".

Comente agora
24
Mar
Dilma mantém ritmo intenso de viagens nos próximos dias
Postado por: Anacley Souza / 11:26h

A presidenta Dilma Rousseff vai manter agenda intensa de viagens pelo país nos próximos dias, com pelo menos seis compromissos programados. Na agenda, estão a entrega de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida e inauguração de estádio da Copa. Na última semana, Dilma esteve em cinco cidades de três estados: Pará, Ceará e Maranhão. Amanhã (25), a presidenta vai a São Paulo, onde tem compromissos em três municípios do interior. Em São José dos Campos, assina a ordem de serviço para início da construção de 1.461 unidades habitacionais do Residencial Pinheirinho dos Palmares 1 e 2, como parte do Programa Minha Casa Minha Vida. m seguida, no começo da tarde, Dilma participa, em Bauru, da entrega de 944 unidades habitacionais dos Residenciais Água da Grama e Três Américas 2, que também fazem parte do programa habitacional do governo federal. Na sequência, Dilma vai a Araçatuba para a entrega de 343 máquinas para municípios paulistas. Na quarta-feira (26), a presidenta vai a Goiânia participar de formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em Mato Grosso, na sexta-feira (28), pela manhã, Dilma entrega 911 unidades habitacionais do Residencial Jacarandá 1 e 2, do Programa Minha Casa Minha Vida, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Em seguida, a presidenta participa da inauguração simbólica da Arena Pantanal, que sediará jogos da Copa do Mundo. A Arena Pantanal receberá quatro jogos da primeira fase do Mundial: Chile x Austrália, Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia-Herzegovina e Japão x Colômbia.(Agência EBC)

Comente agora
24
Mar
"Esta questão não foi cogitada", fala governador sobre afastamento de Gabrielli
Postado por: Anacley Souza / 10:40h

O governador Jaques Wagner afirmou nesta segunda-feira (24) que não há nenhuma chance de José Sergio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, deixar o comando da Secretaria Estadual do Planejamento. “Essa informação não tem veracidade nenhuma. Essa questão nunca foi cogitada. Só posso atribuir a quem quer ver mais poeira”, disse o chefe do Executivo baiano, ao comentar osrumores de que Gabrielli estaria perto de perder o atual cargo. Ex-presidente da estatal brasileira, Gabrielli é um dos personagens da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela qual a empresa desembolsou, no total, US$ 1,18 bilhão. A belga Astra Oil, de quem a Petrobras adquiriu Pasadena, comprou a refinaria por US$ 42 milhões. O caso, que levantou suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas, é investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal e Ministério Público. Como conselheiro da companhia brasileira em 2006, Wagner votou a favor da operação comercial em 2006. Em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM, o governadorreiterou que não tinha a responsabilidade de conhecer integralmente o contrato assinado. “Em fevereiro de 2006, houve a decisão estratégica para realizar o processo de compra, que só ocorreu em setembro de 2006. Durante esse período, foi detalhado o contrato. É muita cláusula que se coloca. O Conselho de Administração se reúne para tomar decisões estratégicas”, disse Wagner. O governador comentou ainda os rumores de que o PDT – que perdeu a disputa para indicar o candidato a vice da chapa situacionista – possa ganhar a vaga do suplente de senador. “Essa discussão nem sequer começou. Não sei se existe essa demanda do PDT, mas é evidente que eles têm prerrogativa”, disse, antes da comemoração das 300 edições do programa Conversa com o Governador.(Bahia Notícias)

Comente agora
24
Mar
Lídice diz que vai ressaltar gestão de Eduardo Campos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:11h

A senadora Lídice da Mata (PSB), pré-candidata ao governo baiano mostrou que a crítica a algumas políticas de governo do PT e a referência no modelo de gestão de Pernambuco, liderada pelo presidente nacional do PSB e pré-candidato a Presidência da República, Eduardo Campos darão o tom de sua campanha. Rodeada pela pré-candidata ao Senado em sua chapa, a ex-ministra Eliana Calmon, pelo próprio Campos e pela ex-senadora e idealizadora da Rede, Marina Silva, no Encontro Regional do Nordeste, na Arena Fonte Nova, a líder socialista apontou os desafios da região e exaltou o seu projeto para Bahia e a conquista que seria a eleição de Campos ao Planalto. “Eduardo é um conhecedor profundo das dificuldades do desenvolvimento do Nordeste, que sabe transformar cada tostão do contribuinte em muitos serviços de qualidade em segurança, saúde e educação para o seu povo. Tem uma administração que será sem dúvida uma referência para o programa de governo do PSB na Bahia e no Brasil”, frisou.  (Tribuna)

Comente agora
24
Mar
Eliana Calmon critica a oposição baiana
Postado por: Letícia Oliveira / 09:37h

Depois de deixar o Judiciário para enfrentar o desafio da seara política, a ministra Eliana Calmon (PSB) mostra que já está em sintonia com a pré-campanha ao Senado, na corrida para as eleições de outubro. O seu estilo direto é evidenciado nesta entrevista, onde a senadora destaca não apenas crítica à indefinição da oposição como as “hipocrisias” da legislação eleitoral. Sobre sua campanha, Calmon promete não atacar os adversários, mas, as “políticas equivocadas”. Além de fazer análises sobre o atual cenário, a ministra também apresenta seu posicionamento em relação à nova gestão do Tribunal de Justiça da Bahia, que, para ela, veio para mudar a cara da tão criticada Justiça baiana. 

Comente agora
24
Mar
Confira fotos da homenagem edição de nº 300 do Conversa com o Governador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:25h

O Governo do Estado da Bahia presta uma homenagem especial ao veículo rádio, enquanto ferramenta de comunicação de massa, e a três profissionais do meio: Isaura Maria, Álvaro Martins e Martinho Lélis. Todos são reconhecidos por sua história e contribuição para o desenvolvimento do setor. O evento está acontecendo na manhã desta segunda-feira(24), no Hotel Matiz, no bairro do Stiep, em Salvador. A solenidade deverá reunir cerca de 250 profissionais do interior e da capital, e contará com a presença do governador Jaques Wagner, secretários de estado e parlamentares. Como parte da programação, o governador gravará a edição de número 300 do programa de rádio Conversa com o Governador. O Programa de Rádio Conversa com o Governador tem o objetivo de informar aos baianos as decisões que têm repercussão no cotidiano do Estado.

Fotos Voz da Bahia

Comente agora
24
Mar
Padilha e Alckmin buscam apoio de líderes evangélicos e participam de cultos
Postado por: Anacley Souza / 09:24h

Os principais nomes que disputarão o governo de São Paulo, pelos partidos PSDB e PT, buscam apoio de líderes evangélicos, que dialogam com quase um quarto dos paulistas. O pré-candidato pelo PT, Alexandre Padilha, participou de celebração religiosa em um salão de hotel, em Guarulhos, e até discursou, o que atraiu “glórias” e “aleluias”, mas também olhares desconfiados de alguns evangélicos presentes. Durante a fala, o petista fez questão de ressaltar a presença do pai, que é metodista, e apresentou-se como um homem que crê em Deus. Quatro dias depois, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também participou de culto na Igreja Batista do Povo, na capital paulista, em comemoração aos 100 anos do pastor Enéas Tognini. "Feliz a cidade, feliz o Estado, feliz a nação cujo Deus é o Senhor", decretou. De acordo com reportagem da Folha, em troca, os pastores reivindicam a inclusão de cinco pontos nos programas de governo dos pré-candidatos. Entre as reivindicações estão o ensino religioso na grade regular de escolas públicas e a neutralidade diante de temas como a legalização do aborto e a descriminalização das drogas. Até o momento, os pré-candidatos têm evitado se comprometer com os pedidos. (Folha)

Comente agora
24
Mar
Elísio Medrado: Homem morre e jovem fica ferido em colisão entre motos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:18h

No início da noite deste domingo, por volta das 18h, duas motocicletas modelo CG colidiram de frente, próximo à entrada da localidade da Boa vista, em Elísio Medrado. Segundo informações colhidas no local, as motos estavam em sentido oposto e uma delas andava na contramão. Um condutor conhecido como Colo teve fraturas na perna e braço e foi conduzido para Santo Antônio de Jesus. Outra vítima, conhecido “Neo da Palmeira”, veio a óbito. Duas garotas ficaram feridas foram conduzidas para Santo Antônio de Jesus. Ambulâncias do SAMU e a PM estiveram no local e conduziram as vítimas.

Comente agora
23
Mar
Colisão entre carro e moto deixa 2 feridos em Conquista
Postado por: Anacley Souza / 22:10h

Uma colisão entre um carro de passeio e uma moto na avenida Vivaldo Mendes e Mário Batistas, no bairro Recreio, em Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), deixou duas pessoas feridas no início da tarde deste domingo, 23. As vítimas foram socorridas por duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. O estado de saúde das vítimas assim como a causa do acidente não foram divulgados. As informações e foto são do Blog do Anderson.

Comente agora
23
Mar
Nada a declarar. Gabrielli não irá a comissão no Congresso sobre irregularidades na Petrobras
Postado por: Anacley Souza / 16:51h

O ex-presidente da Petrobras, o baiano José Sérgio Gabrielli, não pretende comparecer na comissão externa criada no Congresso para investigar as denúncias de irregularidades em contratos da empresa, enquanto Gabrielli presidia a Petrobras, segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S Paulo. O atual secretário do Planejamento (Seplan) da Bahia teria dito que já fez todos os esclarecimentos sobre da compra da refinaria em Pasadena (EUA) ao Senado. O ex-executivo continua mantendo a sua defesa que a negociação foi "adequada" para os parâmetros de quando foi realizada (em 2005), antes da descoberta do pré-sal brasileiro (em 2007) e da crise econômica mundial de 2008.(Folha)

Comente agora
23
Mar
Barbosa descarta candidatura em 2014: País dos "conchavos"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:41h
Em entrevista a Roberto D’Avila, da Globo News, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse que não pretende se candidatar a cargo político em 2014. "Recebo inúmeras manifestações de carinho, pedido de cidadãos comuns para que me lance nessa briga, mas não me emocionei com a ideia ainda", afirmou. O ministro que já havia dito que não disputaria à Presidência teve seu nome citado como possível postulante a uma vaga ao Senado pelo Rio de Janeiro, seu domicílio eleitoral. A entrevista foi ao ar na madrugada deste domingo. Em uma crítica direta aos acordos políticos e articulações, Barbosa disse que o Brasil é o País “dos conchavos, do tapinha nas costas". O presidente do STF coloca a Nação entre as 10 maiores democracias do mundo, mas destaca: "se faz muita brincadeira no Brasil no âmbito do Estado, dos três poderes. Muitas decisões são tomadas superficialmente. Não se pensa nas consequências".
Comente agora
23
Mar
PV oficializa candidatura de Eduardo Jorge à presidência
Postado por: Anacley Souza / 08:13h

Em nota divulgada neste sábado (22), o Partido Verde (PV) oficializou a pré-candidatura de Eduardo Jorge à presidência da República, na corrida eleitoral de outubro. Durante evento na Assembleia Legislativa de São Paulo, ele aproveitou para apresentar o documento "Viver Bem. Viver Verde", com dez diretrizes para a elaboração de um programa do PV para o Brasil. "O que o PV quer é a revolução de mudar a forma de viver", afirmou Eduardo Jorge, na nota. De acordo com o comunicado, o documento "Viver Bem. Viver Verde" está disponível no site do Partido. Além de Eduardo Jorge, outros nomes também oficializaram a pré-candidatura aos governos estaduais durante o encontro de hoje, como Gilberto Natalini (governo do Estado de São Paulo), Rosane Ferreira (governo do Paraná), José Carlos Lima (governo do Pará), Marcelo Lelis (governo do Tocantins) e Roberto Rocco (governo do Rio de Janeiro). Informações da Agência Estado.

Comente agora
22
Mar
Conversas entre PSB e PPS avançam, mas aliança na Bahia ainda não está confirmada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:29h

A aliança entre o PSB e o PPS na Bahia ainda não está confirmada, segundo os presidentes estaduais dos partidos, que estiveram em evento que trouxe o pré-candidato à Presidência Eduardo Campos, o líder popular socialista Roberto Freire e a ex-senadora Marina Silva em evento neste sábado (22) em Salvador. O vereador Joceval Rodrigues diz ter conversado, junto com frente partidária que reúne mais sete partidos (PRB, PTB, PSDC, PTC, PMN, PEN, PPL) sobre o possível apoio com a pré-candidata do PSB, senadora Lídice da Mata, mas entende que o momento atual é de pensar no programa de governo e não de definir chapa. “Nós estendemos que o primeiro passo para qualquer decisão política é decidir programa, discutir soluções, é se falar em políticas públicas”, explicou o edil, que é líder do governo ACM Neto (DEM) na Câmara de Salvador. Rodrigues avalia que a provável aliança não deve impedir sua continuidade à frente do grupo situacionista na Casa. “Quando ACM Neto me deu a liderança, foi por acreditar no meu projeto político. Ele tem demonstrado que não é capaz de demonstrar contrariedade à qualquer posição”, dispersou. Já a pleiteante a governadora considera que o as conversas com o PSB e demais partidos avançam, mas não é hora de discutir quem irá acompanhá-la na candidatura como vice. “Temos até junho para anunciar isso, de acordo a legislação eleitoral”, tranquilizou. (BN)

Um comentário
22
Mar
Dilma sofre por ser mulher, diz Lula a empresários
Postado por: Anacley Souza / 13:58h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou a empresários e representantes de bancos na última quarta-feira (19.mar.2014) que a presidente Dilma Rousseff tem sofrido um pouco mais que ele no comando do Palácio do Planalto porque “é mulher”. Alguns presentes no encontro, promovido em São Paulo pelo Bank of America Merrill Lynch, Lula disse que “o problema é que ela [Dilma] é mulher e fica sem poder falar um palavrão, contar uma piada” quando precisa enfrentar alguma dificuldade na administração do governo. O ex-presidente afirmou que, por ser homem, “matava” muita coisa “no peito” e isso é às vezes mais difícil para sua sucessora. Lula, entretanto, não declarou que pretende ser candidato agora para substituir Dilma. Ao contrário, enfatizou aos empresários e representantes de bancos que a petista tem todas as condições de se reeleger e que fará um segundo mandato “melhor”. Na primeira parte do evento, Lula falou para cerca de 200 pessoas num grande salão do hotel Hyatt. Depois, almoçou com um grupo mais seleto, com aproximadamente 20 participantes. Nesse momento sua conversa ficou mais à vontade. Em alguns momentos, quem estava presente sentiu que o ex-presidente criticava Dilma para ganhar confiança de quem o ouvia.

Comente agora
21
Mar
Estudante acusa vereadora na BA de homofobia: 'Chamou de bicha louca'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:10h

Um líder estudantil do município de Barreiras, no oeste da Bahia, acusa uma vereadora da cidade de homofobia. João Felipe Lacerda, de 21 anos, registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade alegando que foi chamado de “bicha louca” pela vereadora Núbia Araújo (PP), durante sessão da câmara realizada na quarta-feira (19). O G1 tentou contato com a vereadora Núbia Araújo, mas ela não foi encontrada. Por telefone, uma mulher que diz ser sua filha informou que a edil irá se pronunciar somente na terça-feira (25), quando, segundo ela, deverá ser realizada uma audiência entre as duas partes. O delegado Alírio de Araújo, que investiga o caso, afirma que os dois serão ouvidos no caso. Segundo ele, ainda não foi definido um prazo para as oitivas. João Felipe é presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Barreiras e conta que participava com outros membros do grupo da sessão na câmara, quando uma confusão começou após um vereador fazer críticas a uma ONG. 

Comente agora
21
Mar
Ex-prefeito terá que devolver R$ 69 mil aos cofres públicos em Wenceslau
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:04h

O Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, publicou nesta quinta-feira, 20, o parecer do Processo n.° 16174/2001 em desfavor do ex-prefeito do Município de Wenceslau Guimarães, o Sr. Carlos Durval Passos da Silva, popularmente conhecido como “Leão”, referente denúncia representada contra o mesmo pelo ex-vereador José Bonfim Moreira (Zezo) e outros, no ano de 2001. Consta no parecer o acatamento parcial das denúncias, que culminou na aplicação de uma multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) ao ex-prefeito Leão, bem como determinação de ressarcimento aos cofres públicos municipais do montante de R$ 69.492,48 (sessenta e nove mil, quatrocentos e noventa e dois reais e quarenta e oito centavos). Em 2001 alguns vereadores do município juntamente com o já falecido ex-deputado Oswaldo Souza também fizeram uma denúncia contra Leão por irregularidades na execução do Convênio n.° 013/200 com a SEAGRI, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), o qual teve como objeto a realização de atividades de controle e fiscalização florestal em áreas do município. Constava na prestação de contas do convênio que o recurso foi gasto com a implantação de atividades para o controle e fiscalização florestal do município e com a instalação de viveiros e/ou seleção de mudas de madeiras nobres, no entanto, nenhuma das atividades foram realizadas. O Tribunal de Contas do Estado publicou o parecer acatando totalmente o teor da denúncia. (Fonte: TCM).

Comente agora
21
Mar
Agora é oficial: chapa governista terá Rui Costa, João Leão e Otto Alencar
Postado por: Letícia Oliveira / 17:47h

O governador Jaques Wagner confirmou, nesta sexta-feira (21), o nome dos componentes principais da chapa majoritária do grupo situacionista que disputará o comando do Estado em outubro próximo. Em entrevista coletiva realizada na Governadoria, no Centro Administrativo, em Salvador, o chefe do Executivo baiano cravou o grupo que o Bahia Notícias já havia antecipado: Rui Costa, do PT, será o candidato a governador; João Leão (PP), vice; e Otto Alencar (PSD) concorrerá ao Senado. Nenhum dos três pode comparecer ao evento. Wagner ratificou que a escolha de Leão, último a ser confirmado na coligação, se deu por análise de critérios objetivos, a exemplo de tempo de televisão, número de prefeitos e tamanho das bancadas estadual e federal. "Meu estilo é sempre decidir em cima de critérios objetivos, senão você não mantém uma coligação como essa se for uma coisa arbitrária. [...] Nesses critérios, em alguns deles o PDT e o PP empatam e em outros o PP leva vantagem", argumentou. O governador confirmou ter conversado com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, na quinta, e também nesta sexta, quando comunicou a decisão ainda ao comandante estadual da legenda, o deputado federal Félix Mendonça Júnior. O suplente à vaga no Congresso não foi revelado.

Um comentário
21
Mar
Conselho do MP diz que Demóstenes é responsável por atraso em apuração
Postado por: Letícia Oliveira / 16:54h

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a apuração disciplinar aberta para verificar se o ex-senador Demóstenes Torres, atualmente procurador de Justiça afastado, cometeu irregularidades na relação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira está em "fase final". Segundo o conselho, a demora se deve ao próprio Demóstenes, que indicou 51 testemunhas para serem ouvidas. No documento, encaminhado na quinta-feira (20), o CNMP rebate argumentos de Demóstenes, que pediu para voltar ao cargode procurador por conta da demora na apuração. "O impetrante [Demóstenes Torres] tem hoje a responsabilidade pela demora na conclusão do processo, tendo arrolado 51 testemunhas, dentre as quais 15 senadores, 17 deputados federais e três governadores. Sabendo-se que tais autoridades gozam da prerrogativa de indicar data, local e hora para serem ouvidos, é irrefutável a necessidade de  mais tempo para o encerrramento do PAD (Procedimento Administrativo Disciplinar). O processo encontra-se em fase final de instrução", diz o documento. Em ação protocolada em fevereiro no Supremo e cujo relator é o ministro Gilmar Mendes, o ex-senador do DEM alega irregularidade em seu afastamento. Segundo Demóstenes, o afastamento de 15 meses é mais severo do que a pena máxima de suspensão prevista na legislação estadual de Goiás.

Comente agora
21
Mar
Jean Wyllys propõe legalização da produção e venda de maconha
Postado por: Letícia Oliveira / 16:46h

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) protocolou na última quarta-feira (19) projeto de lei que autoriza a produção e venda de maconha no país. Pela proposta, o governo teria o controle da comercialização por meio do registro dos locais de produção e pontos de venda, além de ficar obrigado a padronizar e inspecionar o produto. Também fica permitido o cultivo limitado da planta da cannabis, matéria-prima da droga, dentro da casa do usuário. Este é o segundo projeto sobre descriminalização da maconha que começa a tramitar na Câmara no intervalo de um mês. No final de fevereiro, outro projeto semelhante, de autoria do deputado Eurico Júnior (PV-RJ), foi protocolado na Casa. No Senado, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou, também em fevereiro, que levará para discussão projeto de iniciativa popular sobre a regulamentação do uso da maconha.  A proposta de Jean Wyllys estabelece que cada pessoa pode cultivar até 12 pés de cannabis em casa para consumo próprio, sendo que seis plantas devem estar prontas para a colheita e outras seis imaturas. O produto colhido deve render, no máximo, 480 gramas da droga e fica isento de registro e inspeção pelo governo.

Comente agora
21
Mar
Audiência discutiu a situação do transporte escolar de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 15:29h

Na noite desta sexta-feira (20), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores a audiência promovida pelo Vereador Sargento Vinícius para tratar da regulamentação do transporte escolar de Santo Antônio de Jesus. Estiveram presentes o Defensor Público Dr. Maurício Moitinho, Sr. Célio Inô, representante da Ciretran, o diretor de transportes escolares da Secretaria de Educação Josué Roquembal, alguns vereadores como Gilson Bastos, Fátima do Benfica e Dr. Francisco Freire e integrantes da Cooperativa de Transporte Escolar de Santo Antonio de Jesus - COOPTESAJ. De acordo com o Sargento Vinícius, foi uma das audiências mais produtivas que a casa teve na atual legislatura. O edil informou que um dos pontos de maior calor na discussão foi acerca da obrigatoriedade ou não da presença de um monitor nos transportes particulares e públicos, já que um projeto de lei não pode onerar ou trazer despesas para a prefeitura. As contribuições apresentadas na audiência, serão assimiladas pelo vereador e, assim que for possível, reapresentadas aos órgãos, trabalhadores e sociedade, para então caminhar para a propositura do projeto.

  1. Vereadores e representates de órgãos durante audiência
  2. População e COOPTESAJ presentes na Câmara
  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
Comente agora
21
Mar
João Leão nega que tenha apelidado Rui Costa de forma pejorativa
Postado por: Letícia Oliveira / 13:21h

Que o PP é maior do queo PDT em termos de números de prefeitos, deputados federais e estaduais, já é sabido, mas a escolha por João Leão a vice de Rui Costa ficou engasgada para muitos que vem acompanhando a cena política. Um dos pontos observados diz respeito às críticas de Leão direcionadas a Rui Costa. Nos bastidores políticos dizem que o pepista até achou uma rima para o nome do candidato do PT. Rima bem escatológica, diga-se. Leão, no entanto, nega. “Pergunte ao senador Pinheiro. Nunca fiz isso. Nunca denegri a imagem de ninguém”, disse. Segundo ele, a informação sobre o 'apelido' de Rui não passa de "disputa pelo mesmo espaço". "Sempre vão fazer e falar coisas, mas eu sei que eu nunca apelidei Rui de Rui Bosta", assinalou. Sobre as críticas que têm recebido de Marcelo Nilo, Leão preferiu se calar. "Não vou fazer nenhum comentário sobre isso". (Bocão News)

Comente agora
21
Mar
Lídice quer apoio de Nilo 'mesmo sem PDT' e critica Wagner em condução da chapa
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:48h

Candidata ao governo, a senadora Lídice da Mata (PSB) afirmou nesta sexta-feira (21) que lutará para ter o apoio do deputado estadual Marcelo Nilo, mesmo que não tenha ao seu lado o PDT, legenda do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. “Quero trazer o PDT, mas sinto que, mesmo que o partido não venha, alguns pedetistas virão. Vou lutar pelo apoio de Marcelo, mesmo que o PDT não venha”, disse a senadora, em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM. Preterido na disputa para ser candidato a vice na chapa do PT, Nilo demonstrou nesta quinta (20) estar magoado com o governador Jaques Wagner. Após perder a vaga para o deputado federal João Leão (PP), Nilo anunciou que sua mulher e filhas votariam na socialista. “Quero agradecer o voto de Neide e das meninas. São quatro mulheres e falar com o público feminino é um dos objetivos dessa campanha”, comentou Lídice. A senadora também não deixou escapar a oportunidade de criticar Wagner, seu antigo aliado, ao comentar o processo de montagem da chapa encabeçada pelo petista Rui Costa. “Acho que o processo foi mal conduzido. Uma marca do governador é a sua capacidade de negociação”, avaliou. Sobre as negociações do PSB, Lídice comentou que esteve reunida na última semana com nove partidos pequenos – os chamados “nanicos” – além de definir como “avançadas” as conversas com o PV e PPS no estado. A candidata, que faz dobradinha com a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon, comentou ainda que ficaria contente em ter uma terceira mulher na sua chapa: a deputada federal Alice Portugal, do PCdoB. Os comunistas"lamentaram" nesta quinta (20) a escolha do vice do PT. A legenda defendia a presença de uma mulher como vice na chapa do governo, no caso a própria Alice.

Comente agora
21
Mar
Lula acredita que Dilma deu 'tiro no pé' ao falar sobre compra de refinaria, diz jornal
Postado por: Anacley Souza / 09:41h

Em conversas reservadas, o ex-presidente Lula classificou como um ‘tiro no pé” as críticas feitas por Dilma Rousseff sobre o embasamento técnico e jurídico apresentado para a compra, pela Petrobras, da refinaria em Pasadena (EUA), durante seu governo, em 2006. Segundo a Folha de S. Paulo, Lula considerou errada a estratégia da sucessora, que teria agido por impulso, na tentativa de tirar dela o foco das investigações, já que este é um ano eleitoral. O ex-presidente entendeu que a declaração de Dilma trouxe para o Planalto uma crise que estava restrita à Petrobras. Depois da repercussão negativa de sua fala entre aliadas, na companhia e no próprio governo, Dilma recuou e disse que a compra da refinaria parecia ser um negócio vantajoso à época. Este é o mesmo argumentado utilizado pela estatal. Três instâncias apuram a aquisição da refinaria, em função do preço do negócio. A Petrobras pagou US$ 360 milhões à Astra Oil por 50% da refinaria, em 2006. Um ano antes, a empresa belga havia adquirido a unidade inteira por US$ 42,5 milhões.(Folha)

Comente agora
20
Mar
PCdoB lamenta não ter sido ouvido por Wagner na escolha do vice e marca 'debate de atualização'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:58h

Após o governador Jaques Wagner ter confirmado ao Bahia Notícias a escolha do deputado federal João Leão (PP) para compor a chapa majoritária encabeçada pelo petista Rui Costa, o PCdoB na Bahia enviou nota oficial em que “lamenta” não ter sido ouvido pelo chefe do Executivo baiano para o desfecho da definição do vice. “Indicamos a ideia de o nome do vice ser do sexo feminino, com prestígio político reconhecido, ter vínculos com os movimentos sociais e  entidades representativas da sociedade civil organizada como forma de aglutinar amplas parcelas do povo na campanha”, afirma o comunicado, sobre a possibilidade da única mulher da bancada baiana na Câmara dos Deputados, Alice Portugal (PCdoB), ser a escolhida pelo governador para disputar a eleição ao lado de Rui. “Dissemos que o critério para definição não deveria absolutizar o tamanho de bancadas ou número de prefeitos, mas levar em conta aspectos outros, republicanos, para que o perfil progressista da chapa não ficasse comprometido”, complementa. Wagner chegou a explicar que a escolha do PP se baseou em fatores como tempo de TV e tamanho da bancada do partido. O PCdoB ainda afirma que havia um entendimento de que os partidos seriam consultados sobre as decisões finais de composição da chapa, o que não ocorreu com a sigla aliada, que integra o governo estadual desde o primeiro mandato. “Houve a decisão diferente, sem a presença do sexo feminino tão reivindicada pelos que lutam pelo protagonismo das mulheres na política, resultando em uma chapa que pode transparecer para parcelas da população como de cunho conservador”, afirma a legenda. Ainda segundo a nota, na segunda-feira (24), haverá reunião ordinária do secretariado estadual do partido quando haverá um debate de “atualização política do cenário baiano”. 

Comente agora
20
Mar
Dilma tem 40% e venceria no 1º turno, indica pesquisa Ibope
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:32h

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (20) atribui 40% das intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff se a eleição presidencial fosse hoje. O segundo colocado é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece com 13%, e o terceiro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6%. Pastor Everaldo (PSC) registrou 3% e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), 1%. Os demais possíveis postulantes – Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) – não pontuaram. Nesse cenário, o mais provável, Dilma venceria no primeiro turno porque a soma das intenções de voto dos adversários não supera o percentual que ela obteve. A pesquisa indica que 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem em quem vão votar. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24%. Os candidatos que disputarão a eleição serão oficialmente conhecidos em junho, quando os partidos terão de realizar convenções para definição dos nomes.

Um comentário
20
Mar
“Nilo esta conhecendo o Wagner que eu conheci”, diz Geddel
Postado por: Letícia Oliveira / 15:29h

O presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, que preferiu não comentar a escolha de João Leão (PP) para vice na chapa de Rui Costa (PT) ao Palácio de Ondina, postou em seu Twitter uma espécie de avisou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, preterido na chapa governista. “Talvez agora o presidente Marcelo Nilo se lembre o que dizia a ele desde 2009 sobre Wagner. Ele esta conhecendo o Wagner que eu conheci”. O rompimento entre o PMDB e o PT baiano aconteceu em 2008, quando o Partido dos Trabalhadores decidiu lançar a candidatura de Walter Pinheiro para a Prefeitura de Salvador, ao invés de apoiar o então peemedebista João Henrique, que foi reeleito com o apoio de Geddel, então ministro da Integração Nacional. Na época Geddel chegou a afirmar que havia uma fila e o PT não respeitou. Neste ano, Wagner foi à convenção de Imbassahy (PSDB), Pinheiro (PT) e de João, vencedor no segundo turno. Dois anos depois Geddel se lançou candidato também com o apoio da chapa presidencial, mas Dilma praticamente derrubou a candidatura do peemedebista ao declarar durante entrevista coletiva no Farol da Barra, que apoiava Wagner. Daí em diante, o peemedebista entrou de vez para a oposição na Bahia, mesmo sendo indicado pelo partido para assumir a Vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa. (Politicalivre)

Comente agora
20
Mar
'Quem indicou Leão foi o partido dele, Rui e Jaques Wagner', diz Pinheiro
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 15:13h

O senador Walter Pinheiro (PT) classificou como "brincadeira" a informação do vice da chapa governista à sucessão estadual, João Leão (PP), de que ele teria sido o responsável pela sua indicação. Em contato, o parlamentar petista foi taxativo ao afirmar que o deputado federal pepista "começou mal". "Eu não tenho nada a ver com isso. Não tenho que botar a minha colher de pau em coisa nenhuma. Tirem a minha digital disso. Não participei de reunião com o PP, com Jaques Wagner e João Leão, com Rui Costa e João Leão. Quem indicou Leão foi o partido dele, Rui e Jaques Wagner", descartou. Pinheiro assegurou que vai ajudar a coligação, que já colocou aliados seus para trabalhar pelo grupo, mas diz que ainda não se pode falar em coordenação de campanha. "Eu não fui convidado. Esse é um debate que vai ser feito a partir da elaboração do plano de governo. Campanha só depois de 30 de junho, após as convenções. Agradeço a indicação e o carinho de João Leão, que é meu amigo, mas ele está querendo botar o carro adiante dos leões", ironizou o senador. Caso futuramente haja efetivamente a recomendação, Walter Pinheiro avisa que "não tem a menor chance" de se afastar do mandato para se dedicar às eleições. (por Evilásio Júnior - Bahia Notícias)

Comente agora
20
Mar
Por propaganda antecipada, Célia Sacramento terá que pagar multa de R$ 5 mil
Postado por: Letícia Oliveira / 14:47h
Nesta terça-feira (18), a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) por realizar propaganda eleitoral antecipada em favor do pré-candidato Paulo Souto. A militante do PV terá que pagar uma multa no valor de R$ 5 mil por conta da infração. A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA), o TRE concordou que as provas apresentadas eram pertinentes. De acordo com a decisão, é conhecida a intenção do ex-governador Paulo Souto de se restabelecer no cenário político, visto que tem tentado divulgar sua imagem através de caminhadas, entrevistas e inaugurações. (Bocão News)
Comente agora
20
Mar
Ex-diretor de habitação de S. A. de Jesus afirma: “Tive com o vereador Uberdan, mas foi rapidinho”
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:11h

Os ventos que rondam Pedro Lopes Ribeiro, o Pedro de Teca, estão causticantes. Após declaração do vereador de Santo Antônio de Jesus, Uberdan Cardoso (PT) dizendo que esteve em particular com Pedro e o mesmo fez denúncias sérias nos cadastros da habitação do município. Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (20), à Recôncavo FM, Pedro Lopes Ribeiro disse que esta tal conversa reveladora com o vereador não aconteceu. Dizendo-se pego de surpresa com as notícias e a entrevista de Uberdan em questão, “fiquei surpreso quando ouvi a entrevista. Admiro muito o trabalho do vereador, mais a colocação dele em que fala que tive uma conversa reservada com ele, não procede”, declara. De acordo Lopes, não procurou e nem foi procurado pelo vereador Uberdan Cardoso, “ocorreu de nos encontrarmos por acaso, em uma lanchonete no Centro da cidade, quando ele (Uberdan) chegou me convidando para participar de uma sessão na câmara depois de uma conversa rápida sobre minha pasta, tive com ele rapidinho”, recordou. Ainda segundo informações de Teca, aceitou o convite feito e confirmou presença a tal sessão e salientou que qualquer servidor público sendo solicitado a comparecer para esclarecer algo importante em relação ao município e que não deve se omitir.

4 comentários
20
Mar
Petrobras: executivos desmentem Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:40h

Dirigentes da Petrobrás afirmam que, como presidente do Conselho de Administração da estatal, Dilma Rousseff tinha acesso a todos os documentos produzidos sobre a refinaria de Pasadena, incluindo pareceres jurídicos, antes de dar seu voto pela aprovação da polêmica compra da planta no Texas, EUA. Conforme revelou ontem o Estado, a presidente da República justificou em nota oficial que só aprovou a compra de 50% da refinaria americana em 2006, quando era chefe da Casa Civil do governo Lula e comandava o conselho, porque recebeu "informações incompletas" e uma "documentação falha". Se tivesse todos os dados, disse a petista na nota, "seguramente" a compra da refinaria não seria aprovada. O negócio de Pasadena é investigado pela Polícia Federal, Ministério Público, Tribunal de Contas da União e uma comissão externa da Câmara por suspeita de superfaturamento e evasão de divisas. A oposição a Dilma no Congresso tenta também aprovar uma CPI sobre o caso.

Um comentário
20
Mar
PT manobra para evitar transferência de mensaleiros
Postado por: Anacley Souza / 12:01h

Na última terça-feira, o Palácio do Planalto passou o dia às voltas com sua base no Congresso Nacional em busca de uma saída para levar à votação seu projeto número um no início deste ano: o Marco Civil da Internet, que trava a pauta do Legislativo há meses. A regulamentação da internet no país, no entanto, não foi o único assunto que movimentou o Legislativo no dia. Na sala da liderança do PT, no subsolo do Senado, cinco senadores do partido receberam em uma reunião secreta o advogado Luiz Egami e o assessor da presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Edson Campos. Militantes petistas, eles levavam um recado de dois próceres presidiários do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal: os mensaleiros José Dirceu e Delúbio Soares. A conversa não foi longa porque os emissários foram direto ao pedido de ajuda: parlamentares do PT deveriam alardear uma “operação casada” do Ministério Público e de juízes do DF para transferir os condenados do mensalão para presídios federais. Em duas edições, VEJA revelou que os mensaleiros petistas recebem tratamento diferenciado na prisão. As mordomias de Delúbio, como feijoada no final de semana, já derrubaram dois diretores do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Dirceu tem direito a podólogo e passa o dia numa biblioteca do presídio, distante da realidade dos internos da Papuda. Tanto o ex-tesoureiro do PT quanto Dirceu recebem visitas fora do horário regulamentar para os demais detentos. A lista de visitantes inclui o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), cuja administração monitora o que acontece no complexo prisional. Não é difícil imaginar o porque do temor dos mensaleiros em uma transferência de carceragem. E foi justamente isso que o advogado Luiz Egami relatou, sem rodeios, aos cinco senadores petistas: os condenados pelo mensalão temem ser realocados nas unidades federais de Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO), locais que abrigam criminosos perigosos – e onde os petistas não seriam mais tratados com distinção.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com