As comentadas

Boa noite , Quinta-feira, 24/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

Reflexão

25
Nov
É presunção dizer que alguém está em pecado por fazer sexo antes do casamento, diz Caio Fábio. Assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:21h
  1.  
  2. Conhecido por suas declarações polêmicas e pouco convencionais, o reverendo Caio Fábio voltou a ser notícia ao dizer em seu programa que não pode condenar um casal de namorados que tem relações sexuais. Ele foi questionado por um internauta que é sexualmente ativo com sua namorada e queria saber se ele está ou não em pecado. “É uma presunção de alguém chegar para outro ser humano e dizer que ele está em pecado porque ele e uma menina se amam e fazem sexo”. “Eu não posso chegar daqui e, só porque falta oficialização desse relacionamento junto aos pais dela, dizer que a ausência de tais coisas (casamento) torna pecaminoso o relacionamento sincero entre um homem e uma mulher”, disse. O ex-pastor presbiteriano aconselha o casal a conversar sobre seus sentimentos para que ele não defraude os sentimentos da moça. “Em momento algum defraude a sua irmã”, aconselhou, dizendo que ele não pode usá-la só porque ela está “disponível”. “Isso é profundamente desagradável”. Para o teólogo Michael Caceres o ensino de Caio Fabio não condiz com os ensinamentos bíblicos. “Caio Fábio se perde em seus argumentos, pois primeiro deve existir um compromisso público – deixar pai e mãe representa isso Gênesis 2.24 – assumir responsabilidades”, disse ele. Caceres lembra que no Antigo Testamento o casamento era feito de outra forma, não precisando da autorização legal como nos dias de hoje, mas isso não torna a união civil dispensável.
Um comentário
24
Nov
Campanha publicitária usa 10 mandamentos para promover ética e cidadania
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:51h
Joseph Farah é um cristão conservador. Um dos fundadores do site de notícias WND. Ele decidiu criar o “Projeto Dez Mandamentos” para dar visibilidade à Palavra de Deus nas principais cidades dos EUA. “O objetivo é lembrar o público da lei moral dada por Deus a todas as pessoas. Todos são responsáveis ​em segui-la, ​quer gostem ou não”, afirmou. “Eu sei que nosso país precisa desesperadamente de um lembrete sobre o que Deus exige de todos nós. Precisamos ter consciência de nossos pecados antes que possamos nos arrepender deles”. Usar outdoors para exibir mensagens sobre Deus não é novidade, mas Farah afirma que decidiu colocar os Dez Mandamentos com a declaração “Assim diz o Senhor”.
Comente agora
23
Nov
Violinista evangélico realiza trabalho voluntário tocando para doentes em hospitais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:51h

O músico Paulo Torres é conhecido por ser o spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná e regente da Orquestra da Câmara da PUC-PR. Mas poucos conhecem um trabalho voluntário que ele tem feito há mais de 20 anos usando seu talento musical para tocar em hospitais da capital paranaense. Todas as sextas-feiras Torres leva seu violino e se apresenta em hospitais por cerca de duas horas, circulando pelos corredores e quartos mudando a atmosfera do ambiente. No repertório ele mescla músicas sacras com canções clássicas chamando a atenção dos pacientes, familiares e funcionários. O resultado dessas visitas é atestado pela médica Fabiana Weffort Caprilhone, chefe da UTI do Hospital Pilar. “Com a monitorização vemos a queda da pressão e da frequência cardíaca. Pacientes que não interagiam com a gente voltam a interagir, a querer comer. Até mesmo pacientes em coma. E essa avaliação é feita com base nos monitores, onde é possível perceber melhora destes dados vitais em pacientes”, diz.

Comente agora
22
Nov
Cientista renomado afirma que existe vida após a morte
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:48h

Há vida após a morte e a morte é só uma ilusão criada pela nossa consciência. Essas afirmações não vieram de um líder religioso, mas sim de um cientista renomado, que se baseia na física quântica. Enquanto muitos colocam ciência e fé como elementos antagonistas quando se trata de falar sobre temas como a existência da alma ou da vida após a morte, Robert Lanza, um cientista renomado quer mudar esse quadro. Para Lanza, autor do livro “Biocentrismo: Como a vida e a consciência são as chaves para entender a verdadeira natureza do Universo”, a vida é apenas uma atividade do carbono e uma mistura de moléculas que dura por tempo determinado. O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Wake Forest, Carolina do Norte concorda que, quando nosso corpo morre, logo se decompõe. Mas essa ideia de “morte” existe apenas porque há milhares de anos ensina-se que morremos. Afinal, nossa consciência associa a vida à existência do corpo. Segundo o biocentrismo defendido por Lanza, a morte não dever ser vista como algo definitivo, o fim de tudo. Quando o ser humano entender que o espaço e o tempo são convenções, não existem realmente, poderemos ver o mundo como ele é, sem limites espaciais ou lineares. Para ele e outros físicos teóricos, nossa “mistura de moléculas e atividade do carbono” volta para o Universo, onde continua existindo, mas como parte dele. Um dos teóricos do chamado universo biocêntrico, ele explica que a biologia e a vida real originam o universo, e não o contrário. Para citar um exemplo, Lance diz que, quando uma pessoa vê o céu, diz que é da cor azul, mas não significa que o céu seja azul, apenas o percebemos assim. Nossa consciência dá sentido ao mundo e pode ser alterada, mudando nossa interpretação da realidade. Ou seja, espaço e tempo são apenas “ferramentas mentais”. Logo, a morte e a ideia da imortalidade podem coexistir num mundo sem limites ou espaço linear. 

Comente agora
20
Nov
Valdemiro Santiago diz que Deus “vai pesar a mão” sobre o programa Pânico na Band; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:51h

No início do ano, o programa Pânico gerou mais uma vez descontentamento entro os evangélicos com o novo quadro “A Turma do Didimaiscedo”, que ridicularizava o bispo Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Um movimento crescente criticou o programa e pediram um “boicote à Band” por causa das piadas dos humoristas que envolviam o nome de Deus. Um quadro da “Igreja Univernelson do reino de Nelson” mostrou um exorcismo e teve inclusive um “louvor” em ritmo de funk. Cerca de um mês depois, o programa que sempre apelou para uma mistura de humor non sense e piadas de gosto duvidoso, desistiu da paródia.  O humorista Carioca afirmou na época: “Religião é difícil. Meu conteúdo estava restrito. Esse clima de incitação religiosa assusta. Não vale fazer humor com preocupação”. Mesmo assim, as piadas envolvendo igrejas continuaram em diferentes quadros.  Mais recentemente, quem se tornou alvo do Pânico foi o apóstolo Valdemiro Santiago. Ele que ocupava parte da grade da Band, agora que saiu da emissora começou a criticar duramente o programa “Pânico na Band”. Nas últimas semanas ele respondeu publicamente os humoristas a quem chamou de “marginais” e classificou o programa de “imundice”. Em trechos dos cultos exibidos na TV, o fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus manda um recado: “Eu não preciso de vocês, eu uso minha fé. Vocês tem de me usar, usar meu nome, usar minha voz para ter audiência… Vocês aí do ‘Pânico’ que ficam fazendo chacota, estão fazendo chacota de ‘Deus’. Deus vai pesar a mão em cima de vocês… [O Pânico] blasfemou, dizendo que se Jesus é prosperidade eu sou o pedágio… Se eu sou ungido de Deus a coisa vai ficar feia para o lado deles… Enquanto Deus não lhe pesar a mão, não vai aprender a ter respeito pela obra de Deus… Vai cuidar da sua vida, marginal”.

Assista abaixo: 


2 comentários
20
Nov
Família buscará Perivaldo em Portugal na semana que vem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:00h

O drama vivido pelo ex-jogador do Bahia e da seleção brasileira, Perivaldo Lúcio Dantas, ao que tudo indica, está perto do fim. Na segunda-feira, 18, a reportagem de A Tarde conversou com o filho de Peri. Segundo Marcelo Sampaio Dantas, na próxima semana ele viaja para Lisboa, capital de Portugal, encontrar-se com o pai - que vive atualmente como morador de rua e vendedor de mercadorias em uma feira livre na cidade portuguesa. O intuito é trazer o ex-lateral direito para o Rio de Janeiro. "O desejo dele é morar no Rio. Falta ainda algumas coisas para resolver. Questão de documentos, passagens... mas nosso intuito é irmos para Portugal na segunda-feira e trazer o saudoso Perivaldo de volta", revelou Marcelo, que lamenta a situação vivida pelo pai, que ganhou a Bola de Prata da revista Placar no Brasileirão de 1976. "É triste, é duro. Quando vi a matéria na TV, chorei muito. Eu o tinha encontrado fazia pouco tempo, quando passei por Portugal. Ele não estava daquele jeito", conta Marcelo, que curiosamente, seguiu os passos do pai e também é jogador profissional de futebol. 

Comente agora
20
Nov
Muçulmano se converte através do livro de Edir Macedo
Postado por: Letícia Oliveira / 00:08h

O portal do bispo Edir Macedo divulgou a carta de Hennie Amin Isaacs, um ex-muçulmano que se converteu na prisão de Joanesburgo, África do Sul, após ser evangelizado por voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus naquele país. Amin Isaacs relata que se tornou muçulmano em 2009 e em 2013 foi condenado a 51 anos e seis meses de prisão. Ele está cumprindo pena no Centro de Correção Máxima em Leeuwkop onde foi evangelizado. Nessa penitenciária os voluntários da IURD aplicaram o curso do livro “Nada a Perder 1″, o primeiro livro da trilogia que narra a história de vida de Edir Macedo. Foi através das lições desse livro que Hennie conheceu o amor de Jesus. “Na religião islâmica eu aprendia que Jesus era apenas um profeta e não O Filho de Deus. Eu não sabia que Ele tinha morrido na cruz por nós. Quando entendi a verdade, coloquei minha fé apenas em Jesus, o único filho de Deus”, escreveu. O ex-muçulmano relatou também que através do livro ele aprendeu a se relacionar com Deus e começou a ter suas súplicas respondidas. “Eu tinha mágoa do meu melhor amigo, pois foi ele quem tinha me colocado na prisão, e eu consegui perdoá-lo. Também encontrei sentido para minha vida, pois, quando eu estava em outra penitenciária eu passei a desejar a morte.”

Um comentário
18
Nov
Jornalista Fernando Rocha morre em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:28h

O jornalista Fernando Rocha faleceu nesta segunda-feira (18) aos 78 anos em Salvador. Segundo informações de familiares, ele estava internado há cerca de 15 dias e acabou falecendo de morte natural, em decorrência de problemas como hipertensão e diabetes. Rocha estava internado no Hospital Português, na capital baiana. O corpo do jornalista será cremado em cerimônia no cemitério Jardim da Saudade nesta terça-feira (19) às 11h. Rocha foi secretário de redação de "A Tarde" e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele também escreveu um livro sobre a extinta editora "Progresso" pela Edufba.

Comente agora
18
Nov
Ex-jogador da seleção brasileira vira morador de rua em Lisboa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:03h

Um homem caminha pela rua, se aproxima de latas de lixo e recolhe peças de roupa. Encontra um casaco e veste ali mesmo, no meio da rua. Pouca gente poderia imaginar que esse homem já vestiu a camisa amarela da seleção brasileira. Perivaldo Lúcio Dantas ficou famoso como Peri da Pituba. Ganhou projeção nacional no Bahia, no final da década de 70. Foi lateral direito do Botafogo, passou pelo Palmeiras de Telê Santana, que o convocou para a seleção em 81. Fez parte do histórico time de 82, com Falcão, Zico, Sócrates. Contra a Tchecoslováquia, salvou um gol. Depois de muitas lesões, Perivaldo desapareceu das notícias. Trinta anos depois, o Fantástico encontrou Perivaldo pelas ruas de LisboaDepois que parou de jogar futebol no Brasil, no Bangu, em meados dos anos 80, pouco se sabe da vida de Perivaldo. Ele diz que foi para a Coreia, na Ásia, e depois veio para Portugal. O Fantástico procurou a Federação Portuguesa de Futebol e a informação oficial é de que não há registro de nenhum jogador brasileiro chamado Perivaldo Lúcio Dantas.

Comente agora
16
Nov
Segundo volume de 'Nada a Perder' é lançado em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 18:25h

Bastante concorrido, foi lançado na manhã deste sábado (16), na Livraria Cultura do Shopping Salvador, o segundo volume do livro ‘Nada a Perder’, do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), Edir Macedo. A obra foi autografada pelo bispo Francisco Decothé, líder da Igreja Universal na Bahia.  Em todo o mundo, o livro já vendeu 1 milhão de exemplares. Só em Salvador esse número chega a 54 mil cópias comercializadas. Segundo o deputado federal Bispo Márcio Marinho, o livro traz a trajetória de Edir Macedo. Desde o início da vida ligada à igreja, passando pelo episódio em que esteve preso, até à liderança da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), que tem representação em mais de 200 países.  Apenas no Brasil são mais de 5 mil templos. (R7 Bahia)

Comente agora
13
Nov
Ativismo gay tem interesses financeiros, diz Silas Malafaia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:51h

O pastor Silas Malafaia concedeu uma entrevista ao jornal “O Povo”, de Fortaleza (CE), onde esteve na semana passada durante a Escola de Líderes Associação Vitória em Cristo (Eslavec) que aconteceu entre os dias 5 e 9 de novembro. Entre os assuntos abordados na reportagem, o líder religioso falou sobre a polêmica que envolve seu nome e movimentos homossexuais que o acusam de homofobia. Malafaia rejeita o título e diz que não pode ser considerado homofóbico, pois a “homofobia é uma doença classificada na psiquiatria em que objetivo é matar, destruir, o homossexual” coisas que ele não deseja. O motivo da discussão entre o pastor evangélico e os ativistas seriam motivos financeiros. “Aqui tem um interesse de grana, mamam grana dos governos federal, estaduais e municipais, de empresas estatais”, disse ele separando os homossexuais dos ativistas que fazem “sindicalismo gay”. “A gente discute tanto liberdade de expressão e como é que podem rotular uma pessoa de homofóbica, na maior cara de pau, porque eu expresso uma opinião contra uma prática?”, questiona. 

Comente agora
11
Nov
Pastor afirma que foi levado ao céu e cantou com Deus; assista ao vídeo
Postado por: Letícia Oliveira / 21:48h
Vídeos postados na internet fizeram com que o pastor Luiz Lourenço da cidade de Marizopólis, no sertão de Paraíba, ganhasse destaque na imprensa local. Conhecido como pastor “Poroca”, o homem foi entrevistado pelo “Diário do Sertão” para contar seu testemunho de conversão e revelou que falou com Jesus, Deus, e o diabo e que foi levado aos céus e cantou com Deus ao vivo. Ele conta que bebia muito e traía sua esposa que na época morava em São Paulo enquanto ele vivia no sertão. Foi durante uma viagem para encontrá-la, isso em maio de 1998, quando ele teve esse encontro sobrenatural. O encontro acontece enquanto o ônibus passava pelo município baiano de Vitória da Conquista. “Uma nuvem veio a mim e Deus disse que vinha para me salvar, me pediu para abandonar a prostituição e a televisão, e depois ordenou que eu pedisse perdão a minha esposa”, disse. O pastor Poroca também falou contra a Igreja Católica refutando os ensinamentos sobre adoração de imagens e até mesmo criticando os padres por não se casarem. Fazendo um crítica mais direta, o pastor se dirigiu ao papa para criticar as vestes das mulheres que vão às missas com roupas curtas. Ele também criticou a vinda do Papa Francisco ao Brasil. “A vinda do Papa foi para adorar aos demônios, e a imagem de escultura mais perigosa é a de Nossa Senhora de Aparecida, a bíblia condena qualquer tipo de adoração aos ídolos, tá na hora de conhecer a verdadeira palavra de Deus.” O pastor, que é presidente da “Igreja Pentecostal Rios de Águas Viva Jesus de Nazaré o Maior do Mundo”, fez questão de dizer que há mais de 400 versículos condenando a idolatria. “Toda imagem é demônio e o mais perigoso é aquela Aparecida”, disse.
Assista ao vídeo abaixo:

2 comentários
05
Nov
Casal evangélico diz que casar virgem é “uma prova de amor”
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:08h
A capital Boa Vista (RR) recebeu neste sábado (2) a equipe do movimento “Eu Escolhi Esperar” que prega a virgindade até o casamento. Liderada pelo pastor Nelson Júnior, a palestra reuniu jovens solteiros e casais que se identificam com estes preceitos. A equipe do site G1 acompanhou o evento e conversou com o casal Daniel Lineke, de 21 anos e Ammila Ayã, de 19 anos, que estão juntos há três anos e decidiram ter relações sexuais somente depois de se casarem. Para eles a virgindade “é um mérito” e “uma prova de amor”. “É uma prova de amor, principalmente a Deus, quando a gente admite e faz um voto desse a Ele”, disse Lineke que é publicitário. Ammila acredita que um relacionamento sem sexo é a forma correta de seguir a Bíblia. “Há tempo para tudo, há tempo para ser solteiro e tempo para casar. Por isso escolhi esperar, e o momento certo será depois do casamento.” Entre os participantes estava o casal Jorge e Lucélia Rodrigues, eles só tiveram relação sexual depois do casamento e entendem que esta decisão fez diferença para o relacionamento. “Durante nosso casamento percebemos que isso fortaleceu mais nossa união, pois não gerou dúvidas ao nosso relacionamento”, diz Jorge. Nos últimos três anos o movimento “Eu Escolhi Esperar” já atraiu mais de 250 mil jovens em palestras realizadas em todo o país e mais de um milhão nas redes sociais. O pastor responsável pelos trabalhos do ministério fala da importância do sexo pós casamento lembrando que nos dias atuais muitos relacionamentos são baseados apenas no sexo, o que leva ao divórcio e à traição. “Hoje, o alto índice de divórcio está relacionado à infidelidade conjugal. Isso acontece porque as pessoas buscam o sexo, pois as pessoas tiveram uma vida sexualmente ativa antes de casar. Assim, há um desejo contínuo. Com quem tem apenas um parceiro, isso ocorre, mas é mais fácil de controlar, tendo em vista que a pessoa conseguiu se controlar antes do matrimônio”, disse Júnior.
Um comentário
03
Nov
Bispo da Universal se desculpa por vídeo ofensivo; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:38h

Em um dos vídeos mais comentados da semana no meio evangélico, o bispo brasileiro Walber Barboza aparece em uma reunião com pastores e obreiros da Igreja Universal do Equador no dia 25 de setembro. Gravado aparentemente por um celular, o material mostra trechos de um encontro onde são feitas cobranças sobre o trabalho naquele país. Aparentemente, Barboza estava insatisfeito com os resultados nas igrejas e com a postura de líderes que não agiam segundo se esperava deles.  Embora ainda misture palavras em português nas frases em espanhol, os termos foram bastante agressivos e em tom de ameaça. Não se sabe quem divulgou o material, mas a grande repercussão levou Walber Barboza a se justificar oficialmente diante da liderança da IURD. “Reconheço que me excedi, proferi frases estúpidas. Minha intenção era positiva, de ensinar e motivar os pastores. Mas sei que, no calor do momento, fui infeliz na escolha e tom das palavras. Peço perdão a todos os que ofendi e constrangi. A Universal tem pressa de ajudar o povo do Equador e essa intenção não foi bem comunicada por mim. Gostaria ainda de dizer que nem o bispo Macedo nem a Universal têm qualquer participação nos excessos que cometi na reunião de trabalho”, afirma ele em um vídeo oficial postado ontem. (Gospel Prime)

Comente agora
02
Nov
Minha influência incomoda muita gente poderosa, diz Silas Malafaia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:51h

Na manhã deste sábado (2) o pastor Silas Malafaia fez o “alerta gravíssimo” que ele havia prometido na semana passada. No final do programa “Vitória em Cristo” ele chamou a atenção dos evangélicos e explicou o que está para acontecer. Por sua influência política, o pastor presidente da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo pode ser alvo de calúnias por parte da imprensa e achou por bem alertar os evangélicos. “Não se espante se amanhã na imprensa essa cambada de ímpio, perverso, maldoso, produzir notícia para tentar me caluniar e difamar devido as minhas posições”, disse. Malafaia tem informações de que estão tramando contra ele por conta das eleições de 2014. “Eu tenho certa influência e essa minha certa influência incomoda muita gente poderosa”, diz. Em suas pregações e também no programa de TV, que está no ar há 30 anos, o pastor Silas Malafaia sempre explica como funciona a política e também faz denúncias de projetos que vão contra aos valores dos cristãos, que são maioria no Brasil. “Estão com medo do voto evangélico. Estão com medo da influência da liderança evangélica. Então estou dando um alerta para você para que você tome muito cuidado com o que você lê em blog e em jornais”.

Comente agora
01
Nov
Deus realmente age na vida das pessoas?
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:13h
Quase a totalidade das pessoas de um país ocidental diz acreditar que Deus existe. Mas uma nova pesquisa da organização YouGov revela que 38% delas afirma que fizeram algo que Deus lhes disse para fazer. Realizada nos EUA, a investigação pretende analisar como as pessoas percebem a ação de Deus em suas vidas no dia-a-dia. Os cristãos evangélicos (56%) são os mais propensos a afirmar que agiram seguindo as orientações de Deus. Mas eles não são os únicos. Entre os católicos, 39% disseram o mesmo. Na média geral, 65% dos que se identificam como cristãos acreditam terem feito alguma coisa porque Deus pediu. Surpreendentemente, 25% da população em geral respondeu positivamente, incluindo pessoas que não frequentam nenhuma igreja. Outro dado revelado pela pesquisa é que as mulheres (41%) parecem mais propensas que os homens (36%) a verem sua experiência com Deus desta maneira. Apenas 10% das pessoas que acreditam em Deus disse que isso acontece “o tempo todo.” Por sua vez, 16% dos entrevistados afirma que isso ocorre “frequentemente”. Cerca de 13% responderam “as vezes”; 11% declaram “poucas vezes”.
Comente agora
31
Out
História de casal evangélico é contada em vídeo emocionante; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:48h

A história comovente de uma mulher cujo namorado sofreu uma lesão cerebral debilitante tem chamado atenção da mídia nos últimos dias. O vídeo que fala sobre seu relacionamento tornou-se um viral com quase um milhão de acessos. Embora não seja novo, voltou a ser notícia esta semana, após uma matéria do maior jornal da Inglaterra. Ian e Larissa Murphy são um casal marcado pela superação que só pode vir pela graça divina. Eles se conheceram na faculdade, em 2005. Cerca de 10 meses depois, já faziam planos de ficarem noivos. Planejavam se casar logo depois de terminar a faculdade, em dezembro de 2006. Mas tudo mudou quando Ian sofreu um terrível acidente de carro, ficando com uma lesão cerebral debilitante. Em 30 de setembro daquele ano, Ian estava indo para o trabalho quando quase perdeu a vida. Contudo, as sequelas eram gravíssimas. “Recebi um telefonema contando que ele havia sofrido um acidente”, lembra Larissa. “Ian sofrera um traumatismo crânio-encefálico”. Nada em suas vidas parecia mais dar certo. Larissa conta detalhes do relacionamento em um vídeo e tem recebido apoio de pessoas do mundo inteiro.

Assista abaixo:

Comente agora
25
Out
Pesquisa revela 4 motivos por que “tem pessoas que não desejam mais ir à igreja”
Postado por: Letícia Oliveira / 23:38h

Os autores Thom e Joani Schultz dedicam-se a fazer estudos constantes sobre como ajudar as igrejas a se fortalecerem. Afirmam serem consultores e já escreveram um livro polêmico anos atrás chamado “Why Nobody Learns Much of Anything in Church Anymore” [Por que ninguém mais aprende muita coisa na igreja]. Eles afirmam terem ficado muito preocupados após uma pesquisa conduzida por eles indicar que:

12% dos presentes afirmam lembrar o conteúdo do sermão no dia seguinte
90% afirmam que pensam em outras coisas durante o sermão
33% acham os sermões “longos demais”
11% dos homens e 5% das mulheres afirmam que o sermão dominical é a principal maneira como eles aprendem sobre Deus.

Seu novo livro, “Why Nobody Wants to Go to Church Anymore” [Por que Ninguém mais quer ir à Igreja] promete ser igualmente polêmico. Assim como no primeiro, lideranças cristãs afirmam que a Igreja não é um esforço puramente humano e, por isso, as conclusões não podem ser aceitas sem questionamentos. O fato é que em muitos países historicamente cristãos, principalmente na Europa e nos EUA, a frequência aos cultos diminui a cada ano. Cada vez mais, os bancos vazios aos domingos refletem-se no número recorde de igrejas fechadas ou vendidas para a abertura de templos para muçulmanos ou lojas. No livro lançado este mês, os autores procuram fornecer algumas respostas, ...

Comente agora
23
Out
Edir Macedo alerta: Nem todos que expulsam demônios são salvos; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:51h

O pastor ou obreiro que expulsa demônios pode ser considerado salvo? Na visão do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus realizar tal ato não tem ligação nenhuma com a salvação. “Não pense que aquele que manda demônio embora tem a salvação garantida”, disse ele durante um culto em São Paulo. “Judas Iscariotes era um dos discípulos de Jesus, ele também mandava demônio embora e o que aconteceu com Judas?”, continua ele. O trecho da mensagem foi postado pelo canal oficial da Igreja Universal nesta segunda-feira (21) com o título de “Não se engane!”, fazendo um alerta para que os fiéis não se deixem levar por pastores que oferecem a libertação de demônios. Por não ter a pregação completa não dá para saber se Macedo se refere aos próprios membros da IURD ou se está aconselhando quem visita outros ministérios que também expulsam demônios.

Assista: 

Comente agora
22
Out
Morre proprietário da rede de hotéis Pirâmide
Postado por: Anacley Souza / 11:51h

Faleceu na tarde desta segunda  (21), João Nascimento Fonseca, conhecido Jonguinha, proprietário da rede hoteleira Pirâmide, que possui uma filial também em Santo Antônio de Jesus, na Praça Padre Mateus. De acordo informações de parentes, João estava internado no estado de São Paulo devido a complicações de um AVC e um infarto, não suportou e veio a óbito por volta das 18h. Jonguinha tinha 61 anos, era casado e deixa um filho e neto. Seu corpo será cremado na tarde desta terça-feira (22) no Cemitério Jardim da Saudade na capital baiana.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Anacley Souza

3 comentários
19
Out
Viva para Deus! Assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:08h

“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti. Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. Efésios 5:14-17

Assista abaixo:

Comente agora
19
Out
Morre historiadora Consuelo Novais Sampaio, cadeira 40 da ALB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:13h

A historiadora e professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Consuelo Novais Sampaio faleceu nesta sexta-feira (10), segundo confirmou a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Ela lutava contra um câncer. Ela ocupava a cadeira de número 40 da Academia de Letras da Bahia (ALB). Consuelo foi diretora do Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon, entre 2003 e 2011. No período, ela coordenou iniciativas para a divulgação da história e memória da Bahia, incluindo o Curso Conversando com sua História e o Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia. A cerimônia de cremação acontece na manhã deste sábado no Cemitério Jardim da Saudade. Consuelo Novais Sampaio formou-se em História pela Universidade do Brasil (1958), fez mestrado na Universidade Federal da Bahia (1973) e na The Johns Hopkins University (1979), doutorado na The Johns Hopkins University (1979). Pós-doutora em História do Brasil República pela Universidade da Califórnia, Consuelo Novais Sampaio é autora de livros como “Canudos: Cartas para o Barão”, “Pinto de Aguiar - Audacioso Inovador”, “O Poder Legislativo da Bahia - Primeira República 1889-1930” e “50 Anos de Urbanização: Salvador da Bahia no Século XIX”. Acumulou ao longo de sua trajetória acadêmica uma série de prêmios em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos. Em 2005, a professora foi vencedora do Prêmio Clarival do Prado Valladares, iniciativa da Organização Odebrecht dedicada a projetos de pesquisa inéditos que tratem de temas referentes à História do Brasil.

Comente agora
18
Out
SAJ: Mulher vai à Rádio e pede cesta básica para sua família
Postado por: Bruna Leal / 14:37h

A senhora Renata Cristina da Silva, residente em Conceição do Almeida, esteve na Rádio Recôncavo nesta sexta-feira, a fim de adquirir uma cesta básica para a sua família, composta por seis pessoas: ela, o marido e mais quatro filhos com idades entre 3 e 11 anos. “A gente está passando por dificuldades em casa”, contou. Renata e o marido trabalham plantando capim, mas não é suficiente para o sustento da família, pois só surgem trabalhos em épocas de chuva. Bastante emocionada, ela pediu ajuda aos ouvintes. Alguns empresários a ajudaram doando dinheiro e cesta básica.

Redação: Voz da Bahia - Bruna Leal

Comente agora
17
Out
Paraguaios de 99 e 103 anos se casam após 80 anos juntos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:29h

Um casal paraguaio provou que nunca é tarde para realizar um sonho. Martina López, 99 anos, e José Manuel Riella, 103, casaram-se em uma cerimôia religiosa no último fim de semana, depois de 80 anos juntos. O primeiro passo tinha sido dado há mais de 30 anos, quando realizaram o casamento civil - na ocasião, já contavam 49 anos juntos. O casal tem oito filhos, 50 netos, 35 bisnetos e 20 tataranetos, mas nem todos puderam comparecer à cerimônia, realizada em um altar montado em sua própria casa, no departamento de San Pedro, sob o comando do padre Cristian Paiva. A noiva não abriu mão do tradicional vestido branco e de um delicado arranjo de flores nos cabelos. Aos convidados, disse que "estava muito emocionada por receber as bençãos de Deus ao unir sua vida a de seu eterno amor".

Comente agora
14
Out
Pai com doença terminal leva filha ao altar deitado em maca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:01h

Um casamento já comove amigos e familiares, mas uma cerimônia na cidade de Strongsville, em Ohio, nos EUA, teve um toque especial. Isso porque o pai da noiva, que tem uma doença terminal, levou a filha ao altar deitado em uma maca. Os convidados choraram e bateram palmas ao ver Scott Nagy entrando na Primeira Igreja Evangélica Luterana ao lado da filha Sarah. Para realizar o sonho da filha, Scott Nagy, que está internado no Hospital Universitário Seidman Cancer Center desde agosto, contou com a ajuda de médicos voluntários. Os profissionais não sabiam se ele, que foi diagnosticado com câncer de uretra, conseguiria participar da cerimônia, inicialmente marcada para o ano que vem. Com fios de monitoramento escondidos no smoking e com uma traqueostomia, Scott Nagy fez o trajeto até o altar. Uma enfermeira do hospital ajudou nos preparativos, fazendo terapia diária para fortalecer o paciente e conferindo a logística para transportar Scott Nagy até a igreja. O trajeto foi feito por uma empresa de transporte médico, que doou o serviço. Dessa forma, Scott Nagy conseguiu entregar sua filha para o noivo Angelo Salvatore.

Comente agora
13
Out
Papa Francisco responde carta enviada por grupo de homossexuais
Postado por: Letícia Oliveira / 21:16h

O papa Francisco surpreendeu a muitos ao responder uma carta escrita por um grupo de homossexuais que pedia a abertura de um diálogo com a Igreja Católica. No documento os autores lamentavam a forma como a Igreja “alimenta a homofobia” e pedia ao Vaticano para que começasse a tratar os gays como pessoas, e não como uma “categoria”. A imprensa italiana informou no início da semana que o papa respondeu a carta, mas não deu detalhes sobre o conteúdo escrito. O jornal La Repubblica disse apenas que o Pontífice definiu a carta como um gesto de “espontânea confiança”. Já o italiano Innocenzo Pontillo, um dos responsáveis pela carta, disse que o papa enviou sua “benção” e demonstrou “apreciar muito” o conteúdo do documento. “Nenhum de nós poderia imaginar que ele faria uma coisa do tipo”, disse o italiano. Jorge Mario Bergoglio já fez muitas declarações polêmicas a respeito do homossexualismo, enquanto bispo de Buenos Aires ele travou uma luta com o governo argentino quando o casamento gay foi aprovado e mesmo depois de se tornar papa tem feito afirmações polêmicas. Apesar de não ser a favor da união de pessoas do mesmo sexo, Francisco já declarou que ninguém deve “julgar” alguém por ser gay, principalmente os homossexuais que procuram querem fazer parte da igreja. “Se uma pessoa é gay e procura Jesus, e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la? O catecismo diz que não se deve marginalizar essas pessoas, devem ser integradas à sociedade. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby, de pessoas gananciosas, lobby de políticos, de maçons, tantos lobbies. Esse é o pior problema”, afirmou se referindo aos rumores de que existe um lobby gay dentro do Vaticano. Com informações UOL.

Comente agora
09
Out
Ateus conseguem impedir distribuição de Bíblias em escolas
Postado por: Letícia Oliveira / 23:51h

Desde sua fundação em 1908, o ministério Gideões Internacionais distribui porções da Palavra de Deus ao redor do mundo. Atualmente são mais de 190 países que contam com voluntários fazendo a distribuição. Entre os locais mais comuns para se se encontrar os Novos Testamentos de bolso, característicos do ministério, estão hotéis, hospitais, prisões e escolas. Mas por causa do processo de um grupo ateu, não será mais possível fazer a distribuição de Bíblias e Novos Testamentos (edição combinada com Salmos e Provérbios) nas escolas públicas do Canadá. O site dos Gideões Internacionais diz “Nós acreditamos que a Palavra de Deus pode mudar vidas”. No entanto, Rene Chouinard, líder de um grupo ateísta, ficou irritado por que, durante vários anos, os Gideões distribuíram Bíblias para os alunos na escola onde sua filha estuda. Ateísta militante, Chouinard procurou a direção do distrito escolar e pediu para dar aos alunos um livro ateu que compara Deus ao Papai Noel e afirma que a Bíblia “está cheia de erros”. Diante da recusa das autoridades escolares, Chouinard entrou com um processo na justiça canadense. A decisão sobre o caso foi proferida pelo juiz David Wright, do Tribunal de Direitos Humanos de Ontário, que decidiu em favor dos ateus. Em seu veredito, ele também classificou a distribuição de literatura religiosa em escolas como “discriminação”. 

Um comentário
08
Out
Especialistas em profecias apontam para “sinais inegáveis” no céu: luas de sangue
Postado por: Letícia Oliveira / 21:48h

De tempo em tempos especialistas em profecias apontam para os sinais de cumprimento de alguma revelação bíblica. Os próximos dois anos serão marcados por diversos “sinais nos céus”, já conhecidos e previstos pela astronomia. Para eles, trata-se claramente da abertura de um dos selos descritos em Apocalipse 6. O primeiro “alerta para a igreja” veio em 2008, quando o assunto foi levantado pelo pastor Mark Biltz, que é descendente de judeus. Ele afirmava ter feito uma descoberta surpreendente. Biltz estava estudando as profecias sobre o Sol e a Lua desde Gênesis, onde a Bíblia afirma que os luzeiros no céu serviriam “para sinais e para as estações do ano”. “O termo em hebraico implica que não é apenas um sinal, mas um sinal da Sua vinda.” esclarece. Biltz diz ainda que a palavra traduzida como “estações” tem o sentido de “tempo determinado”, implicando na comemoração das festas estabelecidas por Deus no Antigo Testamento e que seguem o calendário lunar adotado pelos judeus. Ele lembra de textos como Joel 2:31: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e terrível dia do SENHOR”, repetido em Atos 2:20. Também aponta para Mateus 24:29-30, quando Jesus diz “o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz. … E então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem” e Lucas 21:11: “haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu”. 

Um comentário
05
Out
Baiano que nasceu com pescoço virado é exemplo de superação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:15h

Um caso está chamando atenção em em Monte Santo, interior da Bahia. Por problemas genéticos, Cláudio Vieira de Oliveira, de 37 anos, nasceu com o pescoço envergado para trás. O problema, não impediu Cláudio de estudar e trabalhar. Após aprender a escrever com um lápis na boca, o rapaz se formou em contabilidade e virou suplente de diretor fiscal do Sindicato dos Contabilistas da Bahia. Cláudio conta sua história em palestras motivacionais. Comecei a me interessar pelos estudos aos seis anos, ao observar meus irmãos fazendo atividades escolares. Pedi à minha mãe que me colocasse na escola, mas ela se esquivava, pois tinha medo da reação dos alunos. Como persisti, ela procurou uma pessoa para me dar aula particular.

Comente agora
04
Out
Fiéis podem pedir reembolso de dízimos e ofertas na Justiça, diz advogado; assista
Postado por: Letícia Oliveira / 00:26h

O advogado Ademar Volanski respondeu em seu programa “Advogado ao Vivo”, publicado em seu canal do Youtube, uma pergunta de uma ex-membro da Igreja Universal do Reino de Deus que queria saber se pode entrar na Justiça para pedir de volta os valores que doou para a igreja. A mulher que enviou o e-mail disse que durante o período que frequentou a IURD foi levada a ofertar mais do que poderia e somando esses valores chegou ao valor de R$190 mil que teriam sido entregues à igreja. A dúvida dela é se ela pode pedir a devolução desses valores, já que se sente iludida com as pregações de que, se ela ofertasse, receberia bênçãos financeiras em troca, o que não aconteceu. Volanski, que é evangélico, criticou as igrejas neopentecostais que são adeptas da teologia da prosperidade e incentivou a mulher a conseguir provas de que doou todo esse valor para a igreja, e mover uma ação que anule essas doações. O doutor lembra que recentemente uma pessoa conseguiu que devolvessem os R$70 mil que ela havia ofertado em um processo que chegou até o Tribunal Federal. (Informações: Gospel Prime)

Um comentário
03
Out
Programa 'A Liga' mostra pregação em ruas, presídios e baile funk. Assista!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:13h

O programa “A Liga” desta terça-feira (1º) mostrou os diferentes lugares onde missionários cristãos (católicos e evangélicos) evangelizam, muitos deles improváveis quando pensamos em encontrar a Palavra de Deus como bailes funks e entre moradores de rua do Centro da capital paulista. O apresentador Casé acompanhou quatro missionárias católicas da Pastoral que pregam em um presídio de Franco da Rocha. Além de lerem a Bíblia, elas oram com os detentos e deixam a mensagem de Deus. Thaíde acompanhou o Pastor Aranilton Babão que levou um grupo de pagode para evangelizar moradores de rua da chamada Crackolândia, no centro da cidade de São Paulo. Ali eles entregam alimento, oram e conversam com usuários de drogas. Ainda no Centro da capital paulista, Mariana Weickert acompanha a pastora Nildes e voluntários da Igreja Quadrangular que fazem um trabalho de pregação junto aos moradores de rua, usuários de drogas e travestis. Outro local visitado pelo “A Liga” foi um evento gospel na Baixada Fluminense, no Rio, a apresentadora Rita entrevistou o funkeiro Adriano, famoso por usar este estilo musical para evangelizar. Adriano é filho de pastor e é o principal representante do funk gospel. O pastor Babão comenta que se converteu depois de ficar preso, viciado em álcool ele foi evangelizado por uma vizinha que profetizou que um dia ele seria um servo de Deus. Ao sair da cadeia ele passou a evangelizar, trabalho que faz até hoje. A pastora Nildes comenta que o trabalho social surgiu quando ela olhou através da janela de sua casa e enxergou a dificuldade das pessoas. Em sua opinião todos os evangélicos deveriam sair de suas confortáveis igrejas para atender ao pedido de socorro dessas pessoas.

Um comentário
01
Out
Aos 75 anos, morre ator Giuliano Gemma, um símbolo do western italiano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:58h

Cinéfilos que hoje reverenciam os spaghetti westerns de Sergio Leone não dão conta de que, nos anos 1960, seus filmes não desfrutaram imediatamente da reputação que hoje ostentam. Os críticos torciam o nariz para o que consideravam os ‘excessos’ operísticos de Leone e de seu compositor, Ennio Morricone. E o público, pelo menos no Brasil, não estava muito interessado no Estranho sem Nome criado por Clint Eastwood. O público preferia um certo Montgomery Wood, que, na verdade, era Giuliano Gemma. No Brasil inteiro e também na América Latina e muitos países da Europa, as plateias preferiam O Dólar Furado, que também tinha uma trilha quer marcou época – e aqui ganhou uma versão ‘romântica’. Começava assim – “Se tu não fosses minha, como és...” Giuliano Gemma morreu nesta terça, 1.º, em Cerveteri, próximo de Roma, aos 75 anos, que completou em 2 de setembro. Foi uma morte trágica, provocada por um acidente de carro. De porte atlético, e era um atleta, ele apareceu sem muito brilho em comédias que exploravam sua aparência física, incluindo duas de diretores importantes – Veneza, a Lua e Você, de Dino Risi, e A Casa Intolerante, de Mauro Bolognini. Você é capaz de duvidar, mas ele foi extra em Ben-Hur, de William Wyler. Sua primeira grande oportunidade foi em 1962, quando Duccio Tessari fez Arrivano I Titani, que no Brasil se chamou Os Filhos do Trovão. 

Um comentário
29
Set
Ator Cláudio Cavalcanti morre aos 73 anos no Rio de Janeiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:28h
Na tarde deste domingo (29) morreu no Hospital Pró-cardíaco Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, o ator Cláudio Cavalcanti. Ele estava internado desde segunda-feira (23). O hospital não revelou a causa da morte. Claudio Cavalcante também ocupava o cargo de secretário municipal de Defesa dos Animais do Rio de Janeiro. Cavalcanti tinha sido internado para fazer uma cirurgia na coluna e sofreu “complicações cardíacas”. Cláudio Cavalcanti foi casado desde 1979 com Maria Lucia Frota Cavalcanti, psicóloga e atriz, com quem dividiu o palco inúmeras vezes. Ambos são vegetarianos e ativistas dos direitos dos animais, e sua mulher foi a criadora da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais, na cidade do Rio de Janeiro, exercendo o cargo de Secretária Municipal de janeiro de 2001 a fevereiro de 2005. Cláudio Cavalcanti iniciou a carreira de ator em 13 de dezembro de 1956, aos 16 anos de idade, no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), atuando ao lado de Nathália Timberg, Sérgio Britto e Fernanda Montenegro. No mesmo ano estreou em televisão fazendo teatro ao vivo. Desde então nunca mais interrompendo suas atividades de ator, continuando a atuar em Teatro, Televisão e Cinema até os dias de hoje, tendo em seu currículo 41 peças, 39 novelas e 35 filmes. 
Um comentário
24
Set
Com 172 tatuagens do Iron Maiden, pastor da testemunho; assista
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:46h

Marcos Motolo, já foi considerado o maior fã do Iron Maiden no mundo, com 172 tatuagens. Ele estava no Rock in Rio para dar testemunho de sua transformação de rockeiro ateu em missionário. Ele traz em seu corpo inclusive o 666, em homenagem a canção “The number the beast”. Mas usa isso para pregar “Eu não acredito que nada que eu tenha venha me prejudicar de alguma forma. A Bíblia fala que nenhuma condenação existe quando a pessoa encontra Cristo. Por isso que você vê muito ex-matador, ex-traficante ou ex-roqueiro que vira pastor”. Conta ainda que 8 tatuagens já desapareceram sem cirurgia. Ele crê que as outras também sumirão. Em um de seus vídeos ele explica “Eu abro a Bíblia e Deus me revela o que aconteceu na vida de qualquer pessoa ali dentro… Desde minha conversão, o Senhor disse que ele ia me levar para os quatro cantos da Terra e, onde eu colocasse meus pés, as pessoas seriam transformadas pelo poder de Deus”. 

Comente agora
19
Set
Pesquisa mostra que 33% dos pais não falam com filhos sobre álcool
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:09h

Uma pesquisa realizada pela companhia de bebida Ambev - que reúne 17 marcas de cerveja – concluiu que 33% dos pais e mães brasileiros não falam com seus filhos sobre o consumo de álcool. Além do Brasil, o estudo foi realizado também na Argentina, Bélgica, Canadá, China, Alemanha, México, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e Ucrânia. Foram ouvidos mil pais de cada um dos países. No Brasil, a principal razão para os pais não terem essa conversa é considerar que o filho ainda é muito jovem: 48% dos entrevistados alegaram esse motivo. Outros 22% disseram que não têm certeza de como começar a conversa; 15% confiam que os filhos tomarão a decisão certa e 9% têm vergonha de discutir o assunto. Apesar disso, 98% dos pais brasileiros concordam com a afirmação de que é importante que os pais conversem com seus filhos sobre o consumo de álcool. Eles consideram que essa conversa começa a ser importante a partir dos 9 anos de idade. Na Alemanha, Argentina e Bélgica, a conversa sobre bebidas alcoólicas entre pais e filhos é mais frequente do que no Brasil, segundo os dados levantados pela pesquisa. Já os pais americanos, canadenses, chineses, mexicanos, britânicos, russos e ucranianos abordam o assunto com menos frequência do que os pais brasileiros. Os dados foram coletados no ano passado em entrevistas por telefone, pela internet ou pessoalmente. Entre os pais entrevistados, pelo menos 25% têm filhos com idades entre 5 e 17 anos. (Bemestar)

Comente agora
15
Set
Maioria dos evangélicos acredita que estamos vivendo no fim dos tempos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:13h

A teologia gerada nos Estados Unidos ainda é a mais influente do mundo, em geral influencia rapidamente os pregadores brasileiros. De acordo com a pesquisa publicada esta semana pelo Instituto de Pesquisas Religiosas do Grupo Barna, as guerras em andamento e a ameaça de invasão militar estrangeira na Síria tem mexido com a percepção sobre a proximidade do fim do mundo. Cerca de 41% dos norte-americanos acreditam que o mundo já está vivendo os acontecimentos previsto pela Bíblia sobre o fim dos tempos. O índice é maior (77%) entre os membros de igrejas mais contemporâneas, que não fazem parte das denominações seculares. Entre os protestantes mais tradicionais é de apenas 54%. O Grupo Barna diz que usou métodos científicos de pesquisa por amostragem, com um nível de confiança de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pergunta feita aos entrevistados era: “Você, pessoalmente, acredita que o mundo está vivendo atualmente o ” fim dos tempos”, conforme descrito por profecias na Bíblia?” Depois, era questionado qual era a sua afiliação religiosa. Os católicos mostraram uma posição diferente, com 73% dizendo que não acreditava. O teólogo James F. Fitzgerald, especializado no estudo de profecias, comentou os resultados para a revista evangélica Charisma. “Até eu fiquei surpreso com os resultados, os percentuais são maiores do que eu podia imaginar”, diz ele que acaba de lançar o livro “Startling Evidence the Endtimes Have Begun” [Evidências assustadoras que o final dos tempos já começou] sobre o assunto. 

Comente agora
13
Set
Hoje é sexta-feira 13. Você aposta na sorte ou no azar?
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:33h
Neste ano de 2013 os supersticiosos estiveram de folga durante os oito primeiros meses do ano. Mas, agora em setembro, exatamente hoje, eles se alvoroçam com a “Sexta-feira 13”, a única deste ano. Para eles, essa combinação dia-número é considerada período de azar. Para muitos, a Sexta-feira 13 é o dia em que a sorte está de folga e, portanto, merece muita atenção e precaução redobrada. No século VII a.C. Hesíodo registrou no seu livro “Os trabalhos e os dias” a recomendação de não se plantar no 13º dia. Na numerologia o 13 é tido como um número irregular, sinal de infortúnio. No Tarô, a carta 13 representa a morte.  A crença de que a Sexta-feira 13 é um dia agourento é antiga; tem fundamento em lendas cultivadas na Idade Média, do outro lado do Oceano Atlântico. Atribuía-se a data às bruxas, que nesse dia estariam soltas, trazendo má sorte aos mortais. Uma lenda nórdica conta que Friga, a Deusa do Amor e da Beleza, foi transformada em bruxa quando as tribos escandinavas se converteram ao Cristianismo. A partir de então, ela, juntamente com o demônio e outras 11 bruxas, passou a se reunir às sextas-feiras para infernizar a vida da população. 
Comente agora
11
Set
Mais da metade dos cristãos não querem seguir todos os ensinamentos da Bíblia
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:42h

A Sociedade Bíblica Americana e o Instituto de Pesquisas Barna divulgaram no início deste mês como a maioria das pessoas vê a Bíblia. Embora os dados sejam referentes somente aos americanos, o estudo serve como um alerta global para as nações de maioria cristã. Entre os entrevistados, 66% concordaram que “a Bíblia ensina tudo o que uma pessoa precisa saber para viver uma vida significativa”, mesmo assim, 57% dizem que a leem menos de cinco vezes por ano. E o mais revelador: 58% dos cristãos dizem que não querem seguir todos os “conselhos” da Bíblia. “Há uma diferença entre acreditar em algo que é benéfico e abrir seu coração, mente e vida para deixar que isso entre”, explica Geof Morin, diretor de comunicação da Sociedade Bíblica Americana. Ele acredita que algumas pessoas “veem a Bíblia como um medicamento”, ou seja, apelam para ela somente quando estão com problemas. Contudo, Morin ressalta que existem motivos para comemorar. Sessenta e um por cento dos adultos gostaria de ler mais a Bíblia. Sua organização está tentando descobrir como facilitar isso. A Sociedade Bíblica Americana explica que seu maior objetivo é “levar a Palavra de Deus para onde a Bíblia mais carece ser conhecida”, por isso imprime e distribui exemplares em diversas línguas e manda para outros países. Ao mesmo tempo, pretende “convidar milhões de pessoas que estão dentro das igrejas a renovar seu compromisso com a Palavra de Deus”. Junto com o envio de Bíblias no exterior e usando as escrituras para trazer alívio, este objetivo de transformar a cultura constitui declaração da missão da organização... 

Um comentário
05
Set
Pastor afirma que artistas gospel estão “prostituindo a Noiva”; assista
Postado por: Letícia Oliveira / 11:43h

  1. O apóstolo Luiz Hermínio estava ministrando em um congresso e acabou tocando em um assunto bastante controverso no cenário evangélico: a cobrança de cachê para eventos religiosos e o enriquecimento dos artistas gospel. O vídeo com o trecho dessa ministração foi postado no Youtube e levantado novamente esta discussão sobre ser permitido ou não cobrar grandes quantias de dinheiro para louvar a Deus. O ministério pode ser transformado em profissão? Para o apóstolo da igreja M.E.V.A.M. (Missões Evangelísticas Vinde Amados Meus) quem ganha a vida com a igreja está prostituindo a Noiva de Cristo, por isto ele chama os promotores de eventos evangélicos de “cafetões”. “Eu não sustento artista no púlpito, sustentamos pobres em lugares carentes (…) Um dia esse povo vai ter que acertar as contas com Deus, aonde está o dinheiro dos CDs, aonde está o dinheiro dos livros, aonde está o dinheiro dos shows?”, questiona.
Um comentário
03
Set
Igrejas pentecostais reduzem prática de “falar em línguas” para se tornarem mais atrativas
Postado por: Letícia Oliveira / 23:58h
O “falar em línguas” é uma das características mais marcantes na fé pentecostal. Porém, várias igrejas pentecostais nos Estados Unidos estão buscando reduzir a distância entre suas liturgias e as de outras denominações, e essa tem sido uma das práticas reduzidas pelas igrejas para atingir esse propósito. Falar em línguas é visto por muitos cristãos pentecostais como uma manifestação direta do relato bíblico do Dia de Pentecostes, sendo interpretado como um dom de falar outras línguas humanas sem um aprendizado prévio ou até mesmo como um dom de “língua dos anjos”. O pastor Ken Walters, da congregação Three Crosses Church, conta algumas igrejas estão reduzindo ou até mesmo eliminando o falar em línguas, como forma de se tornarem mais populares. O pastor conta que está verificando uma tendência nas grandes igrejas pentecostais minimizar a diferenças entre o pentecostalismo e outras denominações cristãs conhecidas. O especialista em pentecostalismo e professor de religião na Harvard Divinity School, também comentou o fenômeno, afirmando ser um movimento dessas igrejas para se tornarem mais atrativas, segundo a Associated Press. O pentecostalismo representa um dos segmentos do cristianismo com maior crescimento em todo o mundo. Pelo menos um quarto dos dois bilhões de cristãos do mundo são membros de igrejas pentecostais ou movimentos carismáticos relacionados, de acordo com o Pew Research Center. (Gospel Prime)
Comente agora
01
Set
'Na rua consegui amparo', diz ex-assessor que virou flanelinha
Postado por: Letícia Oliveira / 09:35h

Maurício George Rosa Batista tem 44 anos e é presidente da Associação dos Guardadores e Lavadores de Carro. Há 15 anos trabalhando nas ruas de Rio Branco, ele fala sobre os desafios diários e como conseguiu superar as dificuldades e mudanças, principalmente no seu emprego. Batista trabalhava como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Acre, quando, em 1998, seu candidato perdeu as eleições e ele ficou desempregado. O flanelinha conta que aos poucos foi se acostumando com a sua nova realidade e hoje, 15 anos depois de perder o emprego, tem gratidão pelas ruas e um orgulho do seu trabalho. "Foi na rua que eu consegui amparo e o pão para os meus filhos. Foi trabalhando como flanelinha que consegui meu sustento e o da minha família".

Comente agora
27
Ago
Pastores alertam para crescimento de movimento herético nas igrejas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:58h

Nos Estados Unidos são responsáveis pela produção da maior parte da teologia consumida e ensinada no mundo todo. Desde os movimentos missionários dos séculos 19 e 20, que levaram o evangelho por todo o mundo, até as mais novas heresias e modismos do mundo gospel. Segundo o site da revista pentecostal Charisma, um movimento novo tem preocupado pastores e líderes americanos, pois está se espalhando rapidamente por outros países. Chamado de “Hipergraça”, seus ensinamentos se baseiam em uma visão de que Deus não pune ninguém. Provavelmente influenciados pela exigência quase onipresente para que as pessoas sejam “politicamente corretas”, muitos de seus ensinamentos confrontam diretamente a Bíblia. Para os críticos, o movimento é uma “evolução” de uma igreja que nas últimas décadas tem presenciado um declínio na doutrina e pregação bíblica. Paulatinamente, a teologia da lugar à terapia motivacional nos púlpitos. De outro lado, a busca pela prosperidade minou alguns dos fundamentos onde o cristianismo se sustentou por séculos. Com isso, muitas igrejas e pregadores se recusam a combater o pecado. Raramente se menciona a necessidade de arrependimento ou nem se fala sobre temas como inferno e julgamento. Muitas dessas igrejas permitem que seus líderes vivam sem se preocupar em prestar contas, mesmo que claramente estejam distantes do que se esperaria deles. O movimento da Hipergraça seria uma versão atualizada da antiga heresia conhecida como antinomianismo (em grego, anti significa “contra” e nomos , “lei”). Trata-se da crença que a lei moral do Antigo Testamento foi totalmente abolida. Como vivemos depois da vinda de Cristo, podemos viver do jeito que queremos, pois já não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça. Assim, resta ler o Antigo Testamento apenas metáforas, tipos e símbolos sobre a vinda de Cristo. O Novo Testamento acaba com a Lei do Antigo Testamento, por isso tudo é graça! 

2 comentários
26
Ago
Juntos há 65 anos, casal dos EUA morre no mesmo dia, com 11h de diferença
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:08h

Foto de junho de 2013 mostra Harold e Ruth Knapke na casa de repouso onde viviam

Harold e Ruth Knapke se casaram no dia 20 de agosto de 1947, na cidade de Saint Henry, no Estado de Ohio (EUA). Pouco antes de completar 66 anos de casamento, os dois morreram em uma casa de repouso, com uma diferença de 11 horas. Parentes de Harold e Ruth contaram que o fim de sua história de amor refletia a devoção entre os dois durante os 65 anos em que ficaram casados. "Eu acho que todos nós concordamos que não foi uma coincidência", disse à "ABC News" Carol Romie, um dos seis filhos do casal. "Quando minha mãe ficou doente, nós tentamos deixar claro para meu pai que ela não ia sobreviver, e ele ficou bastante agitado por alguns dias, a princípio. Depois, ficou calmo, e acho que decidiu: 'Não, ela não vai sem mim.'" Harold morreu no domingo (11), aos 91 anos, às 7h30. Ruth morreu às 18h30, aos 89 anos de idade. Os dois morreram no quarto em que viviam juntos há dois meses.

Um comentário
24
Ago
Pastor Felippe Valadão declara: “Sou contra o homossexualismo, mas braços abertos para um homossexual na minha Igreja”.
Postado por: Letícia Oliveira / 21:28h

O Pastor Felippe Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha em Niteroi no Rio de Janeiro, marido da Cantora Mariana Valadão, esteve em Santo Antônio de Jesus na Igreja Batista Betânia no encerramento da Semana da Juventude juntamente com a esposa para realização de seu show. Entrevistado pelo Voz da Bahia, ele iniciou falando sobre o casamento, afirmando que além de tudo é preciso o amor verdadeiro para que duas pessoas diferentes, que foram criadas de formas distintas se unam, “Deus não une pessoas, Ele une propósitos, então eu e Mariana somos um casal unidos por um propósito de alcançar jovens e influenciá-los a crerem e amarem Deus cada vez mais”, completou. Questionado se duas pessoas separadas dentro da igreja significa que o propósito não era esse, o presbítero disse acreditar que acontecem coisas na vida, “pois nem tudo é preciso ter a resposta do sim ou não, é preciso perguntar a Deus por que aquilo aconteceu”, disse. Para o pastor, Deus uniu as pessoas para que o homem não separe, mas que também acontecem muitas coisas e o que há de melhor é viver a vida estando em paz com Deus, com as pessoas e estar bem pastoreado. “O que falta para muitas pessoas hoje na igreja evangélica é serem pastoreadas, pois vemos muito hoje o despreparo da igreja para acompanhar famílias e simplesmente deixam que esses casais desistam do que sempre tiveram: o amor; não desista do seu casamento, o amor sempre está entre os casais”, apontou. Continuando a conversa sobre o amor entre duas pessoas, o pastor relatou um fato ocorrido entre seus pais, quando os mesmos quase se separaram, o que fez sofrer muito, aproveitando para frisar a importância e o sofrimento dos filhos diante dessas decisões. 

Homossexualismo x Igreja:

4 comentários
23
Ago
Pastor doa rim e salva vida de membro da sua igreja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:54h

Bruce McComb, 60, recebeu o primeiro transplante de rim de sua esposa Mimi, em 2002. Depois de alguns anos, começou a rejeição e ele passou a procurar por outro doador. Como não achava nenhum, já estava se desesperando com a gravidade da situação. Durante uma conversa com o reverendo Jonathan Goertz, 31, da igreja que frequenta, McComb recebeu conselhos, orações e uma oferta. Goertz iria doar um de seus rins. O anúncio surpreendeu a todos os membros da igreja. O caso se tornou famoso, mas para o religioso é algo natural. “Sempre me sinto impactado quando encontro alguém que tenha qualquer tipo de necessidade, seja ela física, espiritual ou emocional. Eu me pergunto: serei capaz de responder a essa necessidade?” Ambos moram na pequena cidade de Tappahannock, Virgínia, e a maior surpresa foi que os exames indicaram a compatibilidade, algo que nem sempre ocorre fora da família. Atualmente existem cerca de 100 mil pessoas esperando por uma doação de rim nos Estados Unidos.

Comente agora
10
Ago
Criança deixa de comer parte de merenda escolar para alimentar avós
Postado por: Letícia Oliveira / 15:41h

Uma estudante de sete anos comoveu os professores da Escola Municipal Piratini, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, ao guardar parte da merenda escolar para dividir com os avós, com quem  mora atualmente. Em entrevista ao G1, a professora Cristiani Kusky explicou que a menina estava debilitada porque, além de não se alimentar em casa por causa da situação financeira, não comia todo o lanche na escola. "Mesmo percebendo que ela estava com fome, a gente a via guardando uma bolacha aqui, outra ali (...). É realmente uma situação muito triste", argumenta. Diante da situação, os professores decidiram acionar o Conselho Tutelar. A menina, que era levada todos os dias para a escola pelo avô, foi recolhida na sexta-feira (9). 

2 comentários
07
Ago
'Criança pode planejar crime', diz psicóloga
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:35h

Não é comum, mas crianças e adolescentes podem ter comportamento dissimulado, capaz de enganar adultos e de camuflar terríveis intenções. "Trata-se de uma situação patológica, é claro, mas pode acontecer. É possível que um garoto de 13 anos tenha personalidades totalmente diferentes e que use isso como quiser, até para planejar um crime", afirma Maria Anita Martins, coordenadora do curso de Psicopedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A especialista, no entanto, afirma que essas características, em algum momento, são reveladas, mesmo que de forma superficial. "É difícil, mas é possível observar esses tipos de desvios. Há sintomas que, muitas vezes, não são levados a sério."

O melhor amigo de Marcelo Pesseghini disse à polícia, por exemplo, que o garoto já havia comentado sobre o suposto desejo de matar os pais e fugir de carro. O adolescente teria perguntado a uma de suas professoras se ela machucou os pais em alguma oportunidade e se dirigia quando criança. "São comentários que chamam a atenção, não podem ser banalizados", diz Maria Anita.De acordo com psicopedagogos, todo tipo de tragédia familiar é provocado por um conjunto de fatores, nunca apenas um. O ambiente em que a criança se desenvolve tem influência. "Videogame, filmes, brinquedos e armas violentas contam, sim, mas não é só isso. Toda a sociedade é corresponsável." O acesso livre a armas de fogo em casa é citado por especialistas como um dos principais fatores facilitadores de tragédias, com ou sem intenção por parte do atirador. Há quase dois anos, um menino de 10 anos pegou a arma do pai, um guarda-civil, atirou contra uma professora em sala e depois se matou em São Caetano do Sul, no ABC paulista. (Estadão)

Comente agora
07
Ago
Confira 15 atitudes que afastam pais e filhos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:53h

Nas relações humanas, quase nada acontece de uma hora para outra. Vínculos afetivos precisam de tempo e de um conjunto de atitudes para amadurecer positivamente e também para se deteriorarem. Assim acontece com o relacionamento entre pais e filhos: por mais que o amor seja, em teoria, incondicional, pequenos e grandes gestos podem criar um abismo de distância na família. O problema é quando esse afastamento só é percebido quando já está grande o suficiente para incomodar uma das partes. A maior vilã, alega a maioria dos adultos, é a correria do dia a dia. “Aliada aos desafios profissionais de homens e mulheres, ela afasta as pessoas, que passam a se encontrar pouco. É comum os pais chegarem em casa quando as crianças já estão dormindo, por exemplo”, diz a psicopedagoga Ana Clara Bretos Lima.

Mas o tal “tempo cada vez mais curto” não é motivo suficiente para evitar a comunicação entre pais e filhos, segundo Aline Alves, psicóloga e psicoterapeuta da clínica Macfit. “É preciso, antes de tudo, vontade de incluir as crianças e os adolescentes na rotina da família. Não é obrigatório ter filhos. É preciso ponderar se haverá tempo, vontade e disponibilidade emocional para criá-los”, afirma. “Isso precisa vir desde a primeira infância. Não adianta quererfalar sobre drogas e sexo quando a adolescência se aproxima se não tiver sido construída uma base de diálogo.”

Comente agora
06
Ago
EUA: menino com câncer morre dois dias após ser padrinho dos pais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:50h
Foto do casamento dos pais de Logan, no dia 3 de agosto, em Jeanette, Pensilvânia
Quando ouviram dos médicos que o filho de 2 anos tinha apenas algumas semanas de vida, os americanos Christine Swidorsky e Sean Stevenson resolveram homenageá-lo. Eles decidiram adiantar seu casamento, que seria em julho de 2014, para o último sábado – assim Logan poderia participar. Padrinho do casamento, o garoto chegou para a cerimônia no colo de sua mãe e, em seguida, passou para o colo da avó, enquanto segurava seu coelhinho de pelúcia favorito. Christine afirmou que a cerimônia, ocorrida em Pittsburgh, era uma maneira de celebrar a vida de Logan. Mas dois dias depois do casamento, ela teve de anunciar a morte de seu filho. Em sua página no Facebook, ela disse que o garoto morreu em seus braços, na noite segunda-feira. "Ele agora está com os anjos e não está mais sofrendo", escreveu Christine. "Sean e eu ficamos com ele no colo durante todo o dia e o medicamos para que ele ficasse mais confortável. E então às 20h18 (21h18 no horário de Brasília), ele deu seus últimos suspiros nos meus braços."
Comente agora
30
Jul
Após entrevista do papa, padre entra na Justiça para reverter excomunhão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:58h

O padre Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, de Bauru (SP), entrou na Justiça para tentar reverter a excomunhão que sofreu da Igreja Católica por defender os homossexuais e para voltar a frequentar a igreja. O padre disse acreditar que, depois das declarações do papa Francisco sobre os gays, a possibilidade de reverter a situação é maior. Os advogados do padre anunciaram nesta terça-feira, 30, que ajuizaram uma medida cautelar, com pedido e liminar, para suspender os efeitos da excomunhão até o julgamento do mérito de uma ação principal para anular o processo de excomunhão. “Com a liminar, o padre poderá voltar a se comungar e a participar de outros sacramentos da igreja”, explicou o advogado Antônio Celso Fraga. A ação principal pretende anular o processo de excomunhão, que não teria obedecido ao ordenamento jurídico brasileiro. Segundo Fraga, as ações são contra a Diocese de Bauru, que não teria dado amplo direito de defesa ao padre e obedecido às regras do ordenamento jurídico brasileiro. Fraga ainda questiona a legalidade da excomunhão automática, que estaria em desacordo com a Constituição Federal. Segundo o advogado, as declarações dadas pelo papa Francisco sobre os gays “são importantíssimas” para conseguir sucesso nas ações. “O papa disse que não cabe a ele julgar os homossexuais e que a Igreja tem de buscar a fraternidade e rever os excessos”, disse Fraga. Para o padre Beto, a situação seria outra, se fosse hoje. “Se fosse agora, após a visita do papa, dificilmente eles teriam me excomungado. Eles entenderiam melhor as minhas declarações”, disse o padre, excomungado há três meses por não se retratar de declarações públicas de defesa dos homossexuais. (Estadão)

Comente agora
29
Jul
Poesia: É simples amar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:48h

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com