As comentadas


Boa tarde , Terça-feira, 09/02/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

01
Dez
IBGE eleva expectativa de vida do brasileiro para 75,2 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:41h

A expectativa de vida do brasileiro, de ambos os sexos ao nascer, passou de 74,9 anos em 2013 para 75,2 anos em 2014, segundo a Tábua Completa de Mortalidade publicada nesta terça-feira, 1, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União. Nos últimos anos, a tendência de crescimento da taxa tem se mantido, mesmo que de forma reduzida. Em 2012, a expectativa de vida do brasileiro era de 74,6 anos; em 2011, de 74,1 anos. Segundo o levantamento do IBGE, o País conseguiu uma nova redução na taxa de mortalidade infantil de 2013 para 2014. A taxa de mortalidade infantil até um ano de idade ficou em 14,39 para cada mil nascidos vivos em 2014. Em 2013, essa proporção era de 15 óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos.

Comente agora
01
Dez
Estudo sugere que metade das pessoas não tem tempo para tomar o café da manhã
Postado por: Samile Macedo / 07:04h

De acordo com vários estudos e recomendações de nutricionistas e especialista, o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia. No entanto, são cada vez mais as pessoas que admitem não ter tempo para fazer esta refeição. Uma investigação do produtor de aveia Flahavan’s feita a dois mil britânicos adultos concluiu que metade das pessoas não tem tempo para tomar o café-da-manhã, e que esse número havia duplicado desde 2012. Apesar dos avisos de que não tomar o café-da-manhã pode o deixar sem energia, destaca o Daily Mail, dois em cada cinco dos entrevistados admitiram que não se incomodavam em arranjar tempo para o café-da-manhã. A nutricionista da Flahavan’s, Lucy Jones, destaca que “o café-da-manhã é realmente uma parte importante do dia, e perder um início do dia nutricional pode afetar a sua saúde e o seu humor”.

Comente agora
30
Nov
Setor privado tem mais médicos que SUS, mas atende 25% da população
Postado por: Anacley Souza / 20:38h

O Brasil tem mais médicos atuando no setor privado do que no Sistema Único de Saúde (SUS), ainda que apenas 25% da população brasileira tenha convênio médico e 75% utilize exclusivamente o SUS. Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2015, divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 21,6% dos médicos atuam só no setor público e 26,9% só no setor privado; 51,5% dos profissionais atuam nas duas esferas. Este é o terceiro relatório com este formato já realizado no país. Os anteriores tinham sido divulgados em 2011 e 2013. De acordo com o coordenador da pesquisa, o professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Mário Scheffer, o dado indica que a disponibilidade de médicos na rede privada é três vezes maior do que na rede pública. “Como o governo não contrata e os poucos que trabalham no governo estão desmotivados pelas más condições e pouca perspectiva salarial, cria-se um cenário de tremenda injustiça, onde 75% da população não tem condição adequada de atendimento pelo SUS, enquanto que aquela minoria que pode pagar termina se beneficiando”, afirma Braulio Luna Filho, presidente do Cremesp.

Quase 400 mil médicos no país
Segundo o estudo, há 399.692 médicos atuando no Brasil, o que significa que há 1,95 médico a cada mil habitantes.

Comente agora
30
Nov
Dr. Luciano Ramos, mastologista do IMDI, explica sobre dores nas mamas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:03h

A dor nos seios é chamada em medicina de mastalgia. Quando a dor na mama está intimamente relacionada à menstruação, ela recebe o nome de mastodinia. A dor mamária é um sintoma extremamente comum. Cerca de 60% das mulheres têm algum grau de mastalgia, mas poucas consideram esse sintoma importante o suficiente para procurar ajuda médica. Na verdade, apenas 1 em cada 10 mulheres que referem dor em um ou ambos os seios descreve a dor como de moderada a forte intensidade. Na imensa maioria dos casos, a mastalgia não é um sinal de doença grave das mamas. Isso não significa, porém, que mulheres com dor mamária persistente não devam procurar seus ginecologistas para tentar esclarecer a origem da sua dor.

CAUSAS DE DOR DA MAMA

Dois terços das dores mamárias são consideradas cíclicas e um terço é considerada não-cíclica. Dor cíclica é aquela que está associada às variações hormonais do ciclo menstrual, surgindo, habitualmente, uma semana antes da menstruação. A dor não-cíclica é aquela que não segue um padrão mais ou menos previsível, podendo ser constante, intermitente ou apenas pontual, como após traumas da mama ou do tórax.

Comente agora
30
Nov
Equipamento que reduz sequelas e salva vidas após AVC será apresentado em simpósio
Postado por: Débora Ayane / 13:12h

O atendimento ágil aliado à tecnologia para tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) será tema do Simpósio de Terapia Endovascular de AVC Isquêmico, que acontece nesta quarta-feira (2), das 10h às 12h, no Hotel Mercure da Pituba. Promovido pelo Hospital da Bahia, o evento terá como um dos principais convidados o neurologista e diretor do Programa de Residência em Neurorradiologia Intervencionista do Miami Cardiac and Vascular Institute and Baptist Neuroscience Center, nos Estados Unidos, Guilherme Dabus, considerado um dos mais conceituados especialistas da área no mundo. Dabus mostrará como é possível reduzir o número de mortes e sequelas em pacientes vítimas do AVC através do uso de um equipamento de última geração que permite que os coágulos sejam aspirados para fora dos vasos intracranianos. De acordo com o neurologista Marco Heleno, coordenador de Neurorradiologia Intervencionista do Instituto do Cérebro do Hospital da Bahia, a nova tecnologia traz mais segurança no processo de retirada do coágulo e mais benefícios para o paciente.

Comente agora
30
Nov
Saúde apura seis mortes por suspeita de microcefalia
Postado por: Samile Macedo / 12:36h

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (30) seis casos suspeitos de mortes de crianças por microcefalia provavelmente causadas pelo zika vírus. A pasta confirmou a morte de um bebê que tinha a doença e o vírus no organismo. A morte confirmada por microcefalia decorrente do zika ocorreu no Ceará. Os demais casos suspeitos são investigados no Rio Grande do Norte (5) e no Piauí (1). Até o dia 28, foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. O número representa um aumento de 68,87% em relação ao dado apresentado no último balanço da pasta. No último sábado (28), o ministério confirmou a relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia na região Nordeste, após a identificação do micro-organismo em amostras de sangue e tecidos do bebê nascido no Ceará que acabou morrendo. A criança apresentava microcefalia e outras malformações congênitas. De acordo com a pasta, a situação é “inédita na pesquisa científica mundial”, com risco associado aos primeiros três meses de gestação. No dia 11 de novembro, o ministro da saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência em saúde pública por causa dos casos suspeitos de microcefalia. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Para crianças que nasceram com nove meses de gravidez, a doença se apresenta quando o perímetro da cabeça é menor do que 33 cm – o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm.

Comente agora
30
Nov
Boletim do Ministério da Saúde aponta 1.248 casos suspeitos de microcefalia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:02h

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (30), que já foram identificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia até o último dia 28. As notificações foram feitas por 311 municípios de 13 estados e Distrito Federal. Pernambuco registra o maior número de casos: 646. Resultados divulgados no último sábado confirmaram a relação entre microcefalia e o vírus zika. Por conta disso, o estado decretou emergência. "Pernambuco é o primeiro estado fazendo uma conclamação da esfera pública e da sociedade civil para a batalha contra o Aedes aegypti", disse o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Antônio Carlos Nardi, durante entrevista coletiva para divulgação do terceiro boletim sobre microcefalia. Para Nardi, o meio mais eficiente de combate às arboviroses é a eliminação do vetor. "O único meio eficiente e eficaz de se combater o mosquito e o vetor é não deixá-lo nascer", disse. Como forma de proteção, o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, indicou o uso de repelentes, principalmente por mulheres grávidas. "Recebemos informações detalhadas da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] sobre os repelentes e que podem ser usadas por gestantes. As marcas comercias disponíveis no Brasil podem ser utilizadas com segurança por gestantes", declarou. De acordo com o órgão, o governo permanece investigando casos de microcefalia.

Comente agora
30
Nov
Plantão de ocorrências registradas na emergência do HRSAJ durante o final de semana
Postado por: Samile Macedo / 09:01h

- Menor de iniciais D.N.C. 17 anos, residente em Cruz das Almas, vítima de disparos de arma de fogo.

-Donato dos Santos Freitas, 36 anos, morador da Rua da Alegria em Santo Antônio de Jesus sofreu agressões físicas e deu entrada no HRSAJ.

-Paulo Bastos Fioratti Neto, 31 anos, residente no Cruzeiro de Laje foi vítima de um golpe desferido por arma branca.

-Luís Alberto Barbosa dos Santos, 48 anos, morador do município de Jaguaripe foi atingido por um golpe desferido por arma branca.

-Bruno Andrade Silva, 26 anos, residente na Rua Wellington Figueredo em Santo Antônio de Jesus, vítima de disparos de arma de fogo.

-Fábio de Moura, 35 anos, morador do bairro Andaiá em Santo Antônio de Jesus, sofreu acidente de motocicleta.

-Balbino Fonseca Sampaio, 38 anos, residente na zona rural de São Miguel das Matas, foi vítima de acidente de moto.

-Menor de iniciais W.S.S. 17 anos, morador da Rua Getúlio Vargas em São Miguel das Matas, sofreu acidente com motocicleta.

-Antônia Maria Costa de Souza, 28 anos, morador do sítio Pau ferro, zona rural de Muritiba, vítima de disparos de arma de fogo.

-André Barbosa Silva Neto, 21 anos, residente no bairro Irmã Dulce, vítima de disparos de arma de fogo.

-Aloísio de Jesus Cerqueira, 39 anos, residente na Rua Viriato Lobo em Santo Antônio de Jesus deu entrada no Hospital Regional após sofrer agressão física.

-Eiran de Jesus Santos, 31 anos, morador do Loteamento Maria Amélia, bairro São Benedito em Santo Antônio de Jesus foi vítima de disparo de arma de fogo.

-João Igor Borges de Almeida, 25 anos, residente na Urbis 1, vítima de acidente com motocicleta deu entrada na emergência da unidade hospitalar.

-Amanda Pithon Santos, 30 anos, morador de Dom Macedo Costa sofreu acidente automobilístico.

-Raimundo Pereira de Souza, 40 anos residente na zona rural de Dom Macedo Costa foi vítima de acidente com motocicleta.

-Robson Santos Barreto, 30 anos morador do Bairro São Paulo em Santo Antônio de Jesus foi vítima de atropelamento.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora
30
Nov
Veja como fazer a limpeza de casa onde moram pessoas com alergia
Postado por: Samile Macedo / 07:21h

Quem sofre de alergia sabe que nem sempre dá para ficar dentro de casa quando alguém está usando produtos químicos para limpar o ambiente, pois, eles também causam espirros e irritações. No entanto a limpeza é necessária para retirar o pó, ácaros, pelo de animais e de roupas, bolor etc. Mas então, como limpar a casa de alérgicos? Uma boa alternativa é utilizar produtos biodegradáveis. Estas soluções garantem ótimos resultados de limpeza sem causar quaisquer incômodos a pets, crianças, jovens e adultos, pois não possuem propriedades químicas agressivas que causam reações alérgicas nas pessoas

  • Confira outras dicas:
  • -- Aspire todos estofados diariamente e passe um pano umedecido pelo menos uma vez por semana.
  • -- A capa do travesseiro deve ser lavada semanalmente.
  • -- Vire o colchão, semana a semana, e aspire (inclusive o estrado) a cada sete dias.
  • -- Caso tenha ar condicionado em casa, limpe o filtro pelo menos uma vez por mês. No caso de ventiladores, é preciso limpar as pás com pano umedecido todos os dias.
  • -- As cortinas devem ser higienizadas a cada 15 dias.
  • -- No quarto das crianças, cuidado com o pó nos bichinhos de pelúcia. A indicação é lavar todos eles duas vezes ao mês pelo menos.
  • -- Para evitar a umidade e a proliferação de vírus e bactérias na cozinha, coloque um pouco de giz em baixo da pia. Esta solução “puxa” a umidade.
  • -- Ao limpar o aparelho de microondas, coloque uma vasilha com água e três a quatro rodelas de limão ou laranja. Ligue e deixe ferver por cinco minutos até formar vapor e depois passe um pano limpo e seco.
Comente agora
29
Nov
Estudo confirma: há mesmo um lado 'errado' da cama
Postado por: Samile Macedo / 16:34h

As pessoas que se levantam do lado esquerdo da cama são mais propensas a ter bom humor do que aquelas que escolhem o lado direito. É o que sugere um estudo britânico. De acordo com um inquérito feito pela marca de colchões Sealy a mil adultos britânicos além de acordarem mais bem humoradas, as pessoas que se levantam do lado esquerdo da cama têm mais amigos e gostam mais do seu trabalho. Enquanto as pessoas que optam por se levantar do lado direito da cama admitem preferir a sua própria companhia, são mais pessimistas e geralmente estão de mau humor pela manhã. Como reporta o Independent, este estudo revelou ainda que 36% dos casais preferem dormir sozinhos, sendo que cerca de metade para tentar fugir aos ‘roncos’ do companheiro, e os restantes porque gostam de ter a cama só para si. O especialista em sono da Sealy, Neil Robinson, sublinha que o fator mais importante para acordar de bom humor é se levantar depois de ter dormido entre 7h30 e 8 horas. (N. ao Minuto)

Comente agora
29
Nov
Tratamentos mostram que é possível viver bem com a diabetes
Postado por: Samile Macedo / 16:20h

O servidor Augusto Aquino, 48, é portador de diabetes tipo 1. Preocupado com os danos da alteração metabólica ao longo dos anos no organismo, era adepto do tratamento convencional, mas precisava ser altamente disciplinado para não descompensar. Há cerca de três anos, conheceu um tratamento feito com uma bomba de insulina, presa ao corpo. Ao longo do dia, o equipamento mede a glicemia e injeta a quantidade necessária para compensar quaisquer mudanças. “O ganho de qualidade de vida foi imenso. Hoje, posso avançar o horário do almoço, por exemplo, sem o risco de passar mal”, comemora. Augusto é um dos muitos pacientes que descobriram que é possível conviver de forma pacífica com essa doença autoimune e metabólica, onde o próprio organismo destrói as células beta-pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina. A diabetes atinge cerca de 382 milhões de pessoas em todo o planeta. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, revelou que nove milhões são portadores. Desse total, um milhão são crianças.

Alteração genética - De acordo com a endocrinologista e professora da Universidade Federal da Bahia Ana Cláudia Ramalho existem dois tipos de diabetes. Os tipos 1 e 2. Na primeira, o indivíduo nasce com a alteração metabólica e como o organismo não produz insulina, o portador passa a ser dependente dessa substância para viver. O tipo 1 é a forma mais frequente da doença em indivíduos até os 18 anos. No tipo 2, a insulina não age bem e para compensar, o organismo começa a tentar secretar mais insulina a ponto de criar uma exaustão e, por fim, deixa de produzir.

Comente agora
29
Nov
Três irmãs australianas descobrem câncer ao mesmo tempo
Postado por: Samile Macedo / 15:18h

Kristal Ford-Spencer, Cassie Ford e Katie Warrent são irmãs e grandes amigas. As australianas estão sempre juntas. De acordo com o Daily Mail, as três descobriram quase na mesma época que estavam com câncer. A diferença foi de algumas semanas entre cada uma delas. Na ocasião, elas celebravam o fato da mãe ter se recuperado da doença no ovário. Quem sentiu os primeiros sintomas foi Katie, de 30 anos. Com dores na barriga, ela procurou um hospital. Depois de passar por uma série de exames, ela foi diagnosticada com câncer no intestino. "Quando eu descobri, foi algo assustador, mas eu pensava: 'Graças a Deus não é com a Kristal ou Cassie'", contou Katie para o jornal. A australiana foi operada e removeu parte do órgão afetado e ainda fez seis meses de quimioterapia intensa. Quando estava na reta final do tratamento, ele recebeu a notícia de que a doença havia voltado a avançar. Ao mesmo tempo, Kristal, de 33 anos, foi diagnosticada com câncer de mama. Ela havia feito alguns exames de rotina quando recebeu uma ligação para retornar com urgência ao médico. "Eu senti o nódulo naquele ano, mas pensei: 'sem chance'", lembra Kristal, que foi operada no mesmo dia.

Comente agora
29
Nov
Saiba que alimentos são bons para o colesterol e quais devem ser evitados
Postado por: Samile Macedo / 15:11h

Que a alimentação equilibrada e variada deve estar associada à prática de atividade física para ajudar a prevenir o aparecimento de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes, muita gente já sabe. O segredo para alguns é que, no caso do colesterol, há um considerado “ruim’ – o LDL – responsável por depositar gordura na parede das artérias, podendo entupir os vasos, e o colesterol “bom” – HDL – que transporta a gordura acumulada nas paredes das artérias para o fígado, para ser metabolizada. “O excesso de gorduras saturadas, originadas de uma dieta rica em alimentos gordurosos como carnes com capa de gordura e leite,por exemplo, precisa ser contido para que não contribua com o aumento do LDL-colesterol, o colesterol “ruim”, aumentando o risco de desenvolver problemas cardiovasculares”, explica a nutricionista Christiane Vitola. O alerta da profissional vai ao encontro de informações divulgadas pela 1Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta as doenças do coração como causa número 1 de mortes no Brasil e no mundo. “O controle do colesterol pode ocorrer por meio de alimentação rica em fibras, gorduras “boas” e fitoesteróis para ajudar a diminuir os níveis de LDL e aumentar os níveis de HDL”, recomenda a nutricionista. Uma das sugestões apontadas pela nutricionista para ajudar a controlar os níveis de colesterol é o consumo de alimentos que contêm fitoesteróis. “Para quem ainda não ouviu falar, os fitoesteróis são compostos vegetais que contribuem para a redução da absorção do colesterol, quando associada a um estilo de vida saudável”, detalha. “Por exemplo: o consumo diário de duas colheres de sopa (20g) de creme vegetal com fitoesteróis, durante três semanas seguidas, pode ajudar a reduzir o nível de colesterol de uma pessoa em até 15%, se combinado à prática diária de atividades físicas e alimentação equilibrada.”

Comente agora
29
Nov
Recife e PE decretam estado de emergência devido ao Aedes aegypti
Postado por: Samile Macedo / 14:03h

O governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio assinaram neste domingo (29) o decreto de emergência em Pernambuco e no Recife devido às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, chikungunya e zika vírus. De acordo com as informações divulgadas pelo G1, as três doenças tiveram um grande aumento no estado neste ano. No sábado (28) houve a confirmação do Ministério da Saúde sobre a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste, onde Pernambuco é o estado com mais casos de microcefalia do país, com 487 notificações. O G1 adianta que o decreto passa a valer a partir da terça (1º), quando será publicado no Diário Oficial. As autoridades indicam que há uma epidemia de dengue, chikungunya e zika, esta última relacionada aos casos de microcefalia, em andamento, daí a necessidade de intervir.

Dengue - O número de casos de dengue cresceu neste ano, descreve a publicação. Até o dia 14 de novembro, foram notificados 119.646 ocorrências em todo o estado, enquanto no mesmo período no ano passado foram 17.702 notificações. O número de casos confirmados foi de 42.781 este ano, enquanto em 2014 foram 6.573 neste mesmo período.

Recife - Recife é a cidade com o maior número de notificações do estado, segundo o último boletim divulgado. No total foram 25.219 casos, o que representa um aumento de 838,2% no número de notificações – foram 2.688 no mesmo período de 2014. De acordo com a reportagem, a cidade conta ainda 15.168 casos confirmados de dengue até o dia 14 de novembro, 20 vezes mais que os 693 casos do ano anterior. O G1 recorda que no último sábado (28), a capital pernambucana inicou um mutirão de combate ao mosquito.

Comente agora
29
Nov
Feira de Santana recebe serviços de Odontomóvel a partir desta segunda
Postado por: Débora Ayane / 11:05h

Os serviços do Odontomóvel chegam a Feira de Santana nesta segunda-feira (30) com um consultório que realiza atendimentos gratuitos para os moradores da região. Disponível até 12 de dezembro, os atendimentos do consultório móvel serão feitos na sede da Base Comunitária de Segurança no bairro Rua Nova, na Rua São Raimundo, Praça da Fraternidade. O horário de funcionamento é sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h. Para realizar o atendimento, os interessados devem apresentar documento de identificação com foto e apresentar o cartão do SUS. Crianças e adolescentes precisam estar acompanhados pelos responsáveis legais. (BN)

Comente agora
29
Nov
Itacaré: Odontomóvel promove atendimentos gratuitos no sul da Bahia
Postado por: Débora Ayane / 08:10h

Os moradores do município de Itacaré, no sul do estado, podem ter acesso a serviços odontológios gratuitos a partir desta segunda-feira (30), por meio da Unidade Odontológica Móvel (Odontomóvel). O veículo, disponibilizado por meio de parceria entre prefeitura e estado, ficará na Praça São Miguel até o dia 5 de dezembro. Conforme a prefeitura, as pessoas que estiveram no local podem realizar procedimentos como tratamento de canal, restauração, cirurgias da cavidade bucal, extrações, restaurações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana, dentre outros. Os serviços são voltados para crianças a partir de 5 anos, além de adultos, gestantes, idosos e pessoas com deficiência. Os interessados devem comparecer ao local com documento de identidades, comprovante de residência, cartão SUS. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada. De acordo com a prefeitura, o Odontomovel é composto por sete consultórios odontológicos onde trabalham, simultaneamente, sete odontólogos das mais variadas especialidades, habilitação e aperfeiçoamentos. (G1)

Comente agora
28
Nov
Ministério confirma relação entre microcefalia e zika vírus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:45h

Com base no resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, o Ministério da Saúde confirmou neste sábado (28) a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na Região Nordeste. Em nota divulgada na tarde deste sábado, o ministério confirmou o resultado do Instituto Evandro Chagas, que anunciou ter identificado a presença do zika vírus em amostras de sangue e tecidos deste bebê. Segundo o instituto, o bebê apresentava microcefalia e outras malformações congênitas, e que acabou morrendo. "Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez", informou Minsitério da Saúde, por meio de nota à imprensa.

Comente agora
28
Nov
'Já vi muitas epidemias, mas nada assim', diz médica sobre microcefalia
Postado por: Samile Macedo / 16:20h

A infectologista pediátrica pernambucana Maria Angela Rocha, de 67 anos, acompanhou desde o início a epidemia de microcefalia que agora assusta o país. Ela é coordenadora do setor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Recife, que tem concentrado a maior parte do atendimento aos bebês com a má-formação no Estado. Pernambuco, que já tem quase 500 casos notificados neste ano, foi o primeiro Estado a avisar oficialmente o Ministério da Saúde sobre o problema, que tem sido associado ao zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela dengue. No Brasil, já são mais de 700 casos notificados em 160 municípios de nove Estados, especialmente da região Nordeste. Confira o depoimento da médica à BBC Brasil: "O serviço que coordeno é um serviço de referência em infecções congênitas. Para nós, tudo começou no finalzinho de agosto e começo de setembro. Nos últimos dias de agosto começaram a chegar três, quatro casos (de bebês com microcefalia) encaminhados por neurologistas. Antes, passávamos meses sem ver um caso. O Estado tinha uma média de nove casos por ano. Ficávamos nos perguntando: 'o que será que está acontecendo?'. Mas quando, no final de setembro, começou a aumentar a procura, foi quase desesperador. Nos chocou, porque todo dia chegavam casos. Tomamos consciência de que a coisa tinha uma proporção que não estávamos esperando. No dia 27 de outubro, fizemos a notificação ao Estado e ao Ministério da Saúde. 

Comente agora
28
Nov
Conheça os sinais de que o corpo está precisando de hormônios
Postado por: Samile Macedo / 15:45h

O passar dos anos pode ser saudável, mas o corpo dá sinais de que enfrenta períodos de pausas neste processo. O organismo fica à espera dos hormônios perdidos no meio do caminho, das vitaminas e nutrientes negligenciados na jornada e ainda necessita daquelas mudanças na alimentação prometidas por tempos, mas esquecidas de serem colocadas em prática. O médico cardiologista Marcos Natividade estudou profundamente o envelhecimento e focou sua pesquisa nas sete pausas que podem ocorrer ao longo da vida, trazendo tristeza, cansaço, insônia, quilos extras e falta de apetite sexual. As pausas são: menopausa (só feminina), andropausa (só masculina), melatopausa, eletropausa, adrenopausa,tireopausa e somatopausa. Em seu livro Saúde, Estética & Prevenção Hoje (Ed. LMP), Natividade explica os fenômenos bioquímicos que explicam estes sete processos. Em entrevista ao iG Saúde, o especialista orienta a melhor forma de identificar precocemente os sinais e amenizar o desconforto imposto ao bem-estar. “O ser humano caminha para ser centenário. Mas ainda precisa descobrir que não envelhece e, então, caem as dosagens de hormônio. O conceito é inverso”, explica ele. “Primeiro os hormônios diminuem e, só por isso, envelhecemos.” 

Comente agora
28
Nov
Muito tempo em frente à telas prejudica a visão, saiba como prevenir
Postado por: Samile Macedo / 14:00h

Mexer no celular toda hora, trabalhar em frente ao computador, chegar em casa e assitir televisão. A verdade é que todos nós passamos bastante tempo diante das telas. Como refere a revista Viva Mais, esse hábito tem levado muita gente a procurar ajuda médica. “As queixas nos olhos vem aumentando, pois tem crescido o tempo de exposição a estes aparelhos”, explica o oftalmologista Edvalcio Nunes, do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. O excesso de contato com as telas pode provocar desconfortos na visão. A revista explica como evitar e preveni-los.

Olhar fixo - Ficar durante um longo tempo olhando fixamente uma pode desencadear problemas para a saúde ocular. “A distância, o contraste e o brilho dos aparelhos podem causar fadiga ocular, incluindo dores de cabeça constantes, visão turva, olhos secos e irritados, e até falta de concentração”, destaca o cirurgião oftalmologista Renato Neves. Além disso, a publicação explica que permanecer com os olhos vidrados em uma tela faz a gente piscar menos. Geralmente, abrimos e fechamos os olhos de dez a 12 vezes por minuto. No entanto, em frente aos ecrãs o número de vezes cai para seis ou sete. “Quando você pisca, espalha uma camada de lágrima por todo o olho, mantendo-o hidratado. Piscando menos, seus olhos começam a ficar ressecados e irritados”, afirma Neves. Outro ponto a ter atenção é o ar condicionado, que deixa o ambiente mais seco. 

Comente agora
28
Nov
Sobre atraso da Santa Casa, secretária de SAJ diz: "se existe dinheiro tem mais é que se fazer o pagamento dos profissionais”
Postado por: Samile Macedo / 12:04h

Os funcionários do Hospital e Maternidade Luiz Argollo em Santo Antônio de Jesus estão com os salários atrasados há cerca de 20 dias e diretor do Sindicato dos Servidores da Saúde (SINDSAÚDE) relataram na última quinta-feira (27) que se a questão não fosse resolvida até a próxima segunda-feira (30), a categoria iria paralisar as atividades por tempo indeterminado. Em resposta, a provedora da Santa Casa Ludmilla Reis explicou que erros no contrato da prefeitura com a unidade hospitalar estariam dificultando o pagamento dos recursos, os quais estavam sendo liberados mediante aditivos pelo fato de o órgão não ter confeccionado um novo contrato a tempo, além disso ela citou que a Santa Casa estava com uma dívida de R$13.000.000 milhões de reais e por isso não conseguia manter um caixa reserva para pagar os funcionários além de depender dos recursos pagos pelos governos local e estadual, pois, sem os repasses dos mesmos seria impossível efetuar os pagamentos. Neste sábado (28) a Secretária de Saúde do Município, Laurijane Mercês disse que sua pasta possui trâmites burocráticos para realizar após o envio de documentos da Santa Casa de Misericórdia tanto em relação ao aditivo contratual quanto ao novo contrato onde foi analisado nas cláusulas as metas quantitativas e qualitativas que precisavam de reestruturação para realizar as remunerações de acordo com a realidade de atendimentos. “Alguns encaminhamentos precisaram ser feitos, alguns dados estavam em andamento, os quais precisavam de informações da unidade e a obrigação direta de efetuar os pagamentos é da Santa Casa de misericórdia, nós contratamos a prestação do serviço, mas não possui correlação direta com as remunerações dos profissionais. O dinheiro da prefeitura não é específico para o provento de salários, mas é referente a uma prestação de serviços, sendo que a unidade hospitalar é responsável por gerir o dinheiro”, explicou.

Um comentário
28
Nov
Confira sete passos para ter uma noite livre de estresse
Postado por: Samile Macedo / 07:12h

Não são apenas os rituais matinais que importam. Uma boa rotina noturna é meio caminho andado para uma noite tranquila e um dia sem estresse. E é isso que o site Mind Body Green garante, revelando os sete passos essenciais para uma noite livre de estresse.

1. Meditar – cinco minutos de meditação ou yoga são suficientes para libertar todo o estresse do dia. Portanto, pare, feche os olhos e respire fundo ao longo de cinco minutos.

2. Inspirar-se – ler um livro motivacional ou ver um vídeo/filme de histórias inspiradoras ajuda a ter pensamentos positivos à noite e a acordar com boas ideias de manhã.

3. Preparar as refeições do dia seguinte – ir para a cama sabendo que há tarefas ainda por completar é meio caminho andado para uma noite pouco ou nada tranquila.

4. Rever objetivos – seja uma, duas ou três vezes por semana, é importante ocupar um momento da noite paraa pensar nos objetivos e tarefas a realizar. Uma espécie de planejamento semanal.

Comente agora
27
Nov
Campanha para doação de sangue ‘Sabadão Solidário’ acontece em Salvador e no interior
Postado por: Anacley Souza / 20:29h

Uma das ações da programação especial que a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza para ampliar o número de doações de sangue e cadastro de medula óssea, o “Sabadão Solidário” acontece neste sábado, em 26 unidades de saúde da entidade no estado, com horários especiais. Na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), o Hemocentro Coordenador da Hemoba funciona das 8 às 18h; em Eunápolis e Teixeira de Freitas, na região extremo sul do Bahia, das 8 às 17h e das 7h30 às 17h, respectivamente. Já em Brumado, no centro sul, a unidade fica aberta das 7 às 12h. Para ser doador é necessário apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes e estar alimentado, evitando comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.

Comente agora
27
Nov
Dívida trabalhista do Hospital Espanhol é de R$ 84 milhões
Postado por: Anacley Souza / 20:14h

O Juízo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) apresentou, na manhã desta sexta-feira (27), durante uma audiência com dirigentes e ex-empregados do Hospital Espanhol, um relatório preliminar de 2.015 processos envolvendo o estabelecimento na Justiça do Trabalho na Bahia. Do total, 1.458 processos já têm acordos realizados e estão orçados em R$ 84 milhões. A audiência foi dirigida pela presidente do TRT, desembargadora Maria Adna Aguiar. A Promédica ratificou o interesse em adquirir o hospital. A proposta concreta será apresentada até o dia 27 de janeiro. A presidente do TRT afirmou que a Corte tem trabalhado para “dar celeridade e efetividade ao direito que já foi dito”. O desembargador Jéferson Muricy, conciliador do TRT-BA, explicou a complexidade da elaboração do relatório, uma vez que o hospital figura com nomes diferentes nas ações ajuizadas ao longo dos anos. De acordo com o magistrado, 13 calculistas trabalharam na atualização dos valores dos processos conciliados e, até o fim deste ano, será refinado o estudo que hoje abrange aproximadamente 97% do quadro real. A auditoria Price Waterhouse, que analisou as contas do Espanhol, disse que a expectativa dos empresários da Promédica era de que o débito trabalhista girasse em torno de R$ 40 milhões. Uma nova audiência global deverá ser marcada para estabelecer o pagamento das conciliações já realizadas. Por enquanto, prosseguem no TRT-BA as audiências individuais para fechamento de acordos. De acordo com a juíza Cristina Maria de Azevedo, da Central de Execução e Expropriação, as execuções contra o Hospital também seguem tramitação normal, sendo que todas entram na penhora unificada constituída por aquela unidade.

Comente agora
27
Nov
Apesar de raro no Brasil, câncer de pênis é problema de saúde pública
Postado por: Anacley Souza / 19:47h

No mês da saúde do homem vale lembrar que, além do câncer de próstata, há outro tipo da doença que atinge a população masculina de forma dramática: o câncer de pênis. Embora estima-se que a incidência seja muito menor do que o da próstata, esse câncer exige, muitas vezes, a amputação do pênis. A metástase também costuma ser frequente nesses homens já que eles tendem a demorar para procurar tratamento. E o aumento de casos de câncer de pênis no Nordeste do país faz sua incidência ser considerada um problema de saúde pública. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o tumor peniano representa apenas 2% dos casos de câncer entre os homens brasileiros, enquanto o de próstata é o segundo câncer mais prevalente entre eles (só perde para o de pele não-melanoma). Em 2013, o câncer de pênis matou 396 homens no país, enquanto o de próstata tirou a vida de 13.772. "O número de casos no Brasil é alto e subnotificado. Deve ter muito mais, mas não se sabe nada de estatísticas nacionais. São mil amputações por ano no Brasil, número semelhante só ao de Uganda", diz o urologista José de Ribamar Calixto, secretário da Sociedade Brasileira de Urologia, que atua no Maranhão. O Inca não confirma o total de amputações no país.

Falta de higiene

A doença é causada principalmente pela falta de higiene no órgão sexual e tem forte prevalência em homens com fimose (quando o estreitamento na abertura do prepúcio, a pele que reveste a glande, impede que ela seja exposta). Estudos científicos sugerem que a doença também está associada a infecção pelo vírus HPV.

Comente agora
27
Nov
Instituto Evandro Chagas confirma primeira morte por vírus Zika no país
Postado por: Anacley Souza / 18:56h

O Instituto Evandro Chagas confirmou hoje (27) o primeiro caso de morte por vírus Zika no país. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. O mosquito Aedes aegypti transmite o vírus Zika e também a dengue e a febre chikungunya.Arquivo Agência Brasil Segundo o instituto, o paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho. O caso foi encaminhado para a instuição, com sede em Belém, por ser referência nacional em febres hemorrágicas. O paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika. O Instituto Evandro Chagas notificou o Ministério da Saúde. A assessoria do ministério disse que recebeu os dados, analisa as informações repassadas e vai divulgar um posicionamento sobre o assunto na próxima semana. O vírus Zika é caracterizado por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. A maior parte dos casos não apresenta sintomas. O tratamento é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica. Os casos de vírus Zika vem chamando atenção nas últimas semanas devido a possíveis ligações da doença com o aumento de microcefalia no Nordeste.

Comente agora
27
Nov
Nordeste é a segunda região brasileira com menor taxa de doações de sangue
Postado por: Débora Ayane / 17:57h

Dados do Ministério da Saúde indicam que, atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, uma campanha lançada nesta quinta-feira (26) pela pasta reforça a importância de manter as doações durante o período de férias e festas de fim de ano. A região Nordeste apresenta uma das piores taxas de doação, com 16,1 a cada mil habitantes, na frente apenas da região Norte. Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados, João Paulo Baccara, lembrou que, neste período, as doações tendem a cair em razão das festividades e das viagens de lazer. No entanto, ele ressaltou que é justamente nesta época do ano que aumenta o número de acidentes de carro e de pacientes com politraumatismo, sobrecarregando assim os hemocentros. "Quero pedir a quem nunca doou que venha doar, venha conhecer o processo pra ver que não há nenhum problema", disse.

Comente agora
27
Nov
Além de irritação, TPM também causa mau hálito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:38h

A Tensão pré-menstrual é velha conhecida (e inimiga) de muitas mulheres (e seus maridos). O período que antecede a menstruação é de mal-estar para algumas pessoas que apresentam sintomas como mudança de humor, dor de cabeça, inchaço, entre outros sinais incômodos. Como se não bastasse, essa fase também pode aumentar as chances do mau hálito e manifestar. As alterações hormonais alteram o equilíbrio hídrico, diminui a quantidade de água no organismo e transfere esse líquido para pontos localizados, o que gera edema, inchaço. “Essa diminuição de água disponível causa redução do fluxo salivar, causando mais saburra lingual – aquela camada esbranquiçada que fica no fundo da língua e acumula bactérias. Também ocorre nesse período o aumento de descamação do epitélio bucal, outro fator que contribui para a produção de saburra”, diz Ana Kolbe, especialista em halitose. A TPM gera também o aumento da tensão emocional, o que provoca a produção de epinefrina que, por sua vez, causa hipossalivação e diminuição do fluxo salivar. Mais uma vez o cenário é de aumento de saburra. Essa placa formada na língua contém bactérias que metabolizam proteínas das células e restos alimentares, e, nesse processo, há a eliminação de enxofre, fonte do mau cheiro na boca.

Comente agora
27
Nov
Após ser questionada, USP revê documento de doação de órgãos
Postado por: Débora Ayane / 14:35h

O Serviço de Verificação de Óbito da Capital (SVOC), órgão ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) decidiu alterar seu documento que prevê a doação de órgãos de cadáveres. O setor recebe em média 14 mil corpos por ano cuja causa da morte precisa ser apurada. Conforme revelou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo no mês de junho, o Ministério Público Estadual (MPE) questionava a ação do SVOC por induzir as famílias ao erro ao tratar de "retenção" de órgãos e não "doação", já que estes são encaminhados para estudo e pesquisa das universidades. Até então, um único papel, com o título "informe aos familiares", previa a liberação do corpo e a doação de órgãos, mesmo sem menção expressa. O MPE mapeou diversos casos de pessoas que tiveram órgãos de seus familiares doados sem que elas soubessem.

Comente agora
27
Nov
Instituto registra primeira morte por zika no país; paciente era do Maranhão
Postado por: Débora Ayane / 14:03h

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (27) em Belém, o Instituto Evandro Chagas confirmou o primeiro caso de morte por zika vírus no país. A vítima foi um homem que morava no estado do Maranhão. De acordo com os especialistas, o paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika. A doença é transmitida pela picada dos mosquitos da família "aedes", a mesma que transmite dengue e a febre chikungunya. Após a confirmação da morte, o Instituto notificou o Ministério da Saúde. Atualmente, os casos de zika na região Nordeste chamaram a atenção do governo por conta do grande número de mulheres que contraíram a doença e tiveram filhos com microcefalia. (Metro1)

Comente agora
27
Nov
Paraguai detecta 6 primeiros casos de zika perto da fronteira com Brasil
Postado por: Débora Ayane / 13:18h

O governo do Paraguai informou nesta sexta-feira que detectou em uma cidade na fronteira com o Brasil os primeiros seis casos no país de pessoas infectadas com o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypty, o mesmo que transmite dengue e chicungunha, endêmicos no país. A vice-ministra de Saúde do Paraguai, Teresa Barán, detalhou em entrevista coletiva que foram confirmados em laboratório seis casos positivos do vírus do zika na cidade de Pedro Juan Caballero, no departamento (estado) de Amambay. Barán afirmou também que neste ano foram detectados 14.587 casos de dengue e 4.288 casos de chicungunha. O zika pode causar febre, embora não muito alta, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, erupção cutânea com pontos brancos ou vermelhos e em menor frequência dor muscular e articular. O dengue se mantém em situação de endemia, o que significa que o vírus persiste no Paraguai durante vários anos, mas o número de afetados não é tão elevado. Em 2014 foram detectados no Paraguai oito casos de chicungunha, e só um deles foi registrado como autóctone. As mortes por dengue no Paraguai em 2014 foram cinco, uma redução de 93% em relação ao ano anterior, quando a epidemia tirou 252 vidas e foram registrados 150 mil casos, segundo o Ministério da Saúde do país. (Terra)

Comente agora
27
Nov
Homens correm mais risco de morrer de diabetes por 'teimosia'
Postado por: Samile Macedo / 11:44h

Os homens correm mais risco de morrer de diabetes porque são ‘demasiado machos’ para seguir um plano de tratamento personalizado, revela um grupo de investigadores. Um estudo da Universidade de Copenhaga analisou os efeitos de um plano de tratamento com recomendações específicas sobre dieta e exercício dado a vários pacientes diabéticos entre 1989 e 1995. O estudo publicado na revista Diabetologia concluiu que as mulheres tinham 30% menos probabilidades de morrer de causas relacionadas com a diabetes do que as pessoas que receberam uma rotina de cuidados. Mas o mesmo guia de aconselhamentos dados aos homens não teve qualquer impacto na sua mortalidade. A Dra. Marlene Krag, da Universidade de Copenhaga, disse ao Daily Mail que “as mulheres aceitam a doença e implementam formas de gerir a doença mais facilmente, o que pode afetar os seus resultados a longo prazo.” E acrescente que a masculinidade pode ser ‘desafiada’ pela diabetes, exigindo considerações diárias e mudanças de estilo de vida. 

Comente agora
27
Nov
Mosquito criado em laboratório combaterá a dengue; Jacobina será primeira cidade baiana a experimentar
Postado por: Samile Macedo / 11:24h

O município de Jacobina, na Região do Piemonte da Chapada Diamantina, a 330 quilômetros de Salvador, é o primeiro no mundo a experimentar o uso de mosquitos Aedes aegypti criados em laboratórios para o combate a dengue, chikungunya e Zika Virus. A experiência, inédita está sendo bancada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) em parceria com a empresa Moscamed, única biofábrica de insetos do Brasil, localizada no município de Juazeiro, distante 512 da capital. Os Aedes aegypti transgênico está sendo criado em viveiros específicos em Juazeiro, mas já foi testado, desde a o início da semana em Jacobina no combate ao seu similar transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, com resultados que comprovam uma eliminação de mais de 80% dos transmissores originais da doença. A técnica consiste em liberar o inseto criado em laboratório para que ele fecunde as fêmeas originais do Aedes aegypti, que, que produzem as lavras transmissoras das três doenças. As larvas resultanbtes desse cruzamento, após serem produzidas, morrem de imediato em contato com o meio ambiente. Segundo explicou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a pesquisa inédita que está sendo bancada pela Sesab é única no mundo e imediatamente após Jacobina, deverá ser experimentada em outras 20 cidades baianas, incluindo Salvador, onde de janeiro até ontem tinham sido notificados 7.016 casos de dengue. Ainda segundo Vilas- Boas, o próprio Ministério da Saúde já se mostrou interessado na pesquisa para poder aplicá-la em outros estados. 

Comente agora
27
Nov
Saiba como congelar papinhas sem perder os nutrientes
Postado por: Samile Macedo / 10:57h

Manter uma alimentação saudável e nutritiva é essencial para o desenvolvimento do bebê. Por isso, as mamães com pouco tempo para cozinhar estão sempre em busca de como congelar papinhas caseiras e facilitar o dia a dia. Isso deve ser feito de maneira correta para que o alimento não perca alguma propriedade nutricional. Há algumas orientações de congelamento importantes que você deve seguir.

Seleção de ingredientes - Muitos pais estão descobrindo na papinha para bebê caseira uma alternativa nutritiva e mais econômica do que aquelas disponíveis em lojas. Além disso, um recente estudo indica que alimentos industrializados voltados para crianças possuem menos nutrientes do que refeições caseiras.As papinhas industrializadas costumam conter níveis elevados de açúcar, sendo que algumas sugerem uso já com quatro meses de idade – quando os bebês ainda devem estar em dieta de leite materno ou fórmula. Não bastasse isso, pesquisadores da Universidade de Glasgow indicam que os pequenos teriam que comer o dobro de alimentos industrializados para obter a mesma energia e proteína das refeições feitas em casa. Acontece que para fazer a papinha em casa é preciso bastante atenção.

Comente agora
27
Nov
Ministério já libera verba para 'pílula do câncer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:05h

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou na quinta-feira (26) a liberação dos primeiros R$ 2 milhões destinados a acelerar as pesquisas com fosfoetanolamina sintética, a polêmica substância desenvolvida no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo, que ficou conhecida como "pílula do câncer". O dinheiro faz parte de uma verba de R$ 10 milhões que será destinada até 2017 a três centros de pesquisa, responsáveis por testar a eficácia e a segurança da substância em ratos e camundongos. O ministério solicitou 500 gramas de fosfoetanolamina à USP para serem encaminhadas aos laboratórios. A expectativa da pasta é que essa primeira fase de testes, chamada de ensaios pré-clínicos, dure "ao menos sete meses". Os laboratórios que participarão da pesquisa são o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), de Florianópolis; o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), de Fortaleza, ligado à Universidade Federal do Ceará; e o Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LassBio), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro. O ministério planeja investir R$ 10 milhões no estudo da fosfoetanolamina até 2017 - desde que esses resultados iniciais justifiquem a continuidade da pesquisa. "O que nós queremos mostrar para a população brasileira, principalmente as famílias que possuem doentes, é que o MCTI está agindo com rigor, mas também com muita agilidade, porque existe uma comoção nacional, existe um anseio das famílias por uma resposta", diz o ministro Celso Pansera, em um comunicado da pasta. A fosfoetanolamina sintética foi desenvolvida nos anos 1990 pelo químico e professor do IQSC Gilberto Chierice, hoje aposentado. Acreditando ter achado uma cura para o câncer, ele distribuiu pílulas da substância gratuitamente para pacientes durante anos, sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até que o IQSC determinou a interrupção da produção, em 2014.

Comente agora
27
Nov
Plantão do HRSAJ registra três vítimas de disparo de arma de fogo nas últimas 8 horas
Postado por: Samile Macedo / 07:51h
  • Pessoas vítimas de disparos de armas de fogo:
  • -Leandro de Jesus Mendes, 25 anos, residente na Rua da Linha no município de Laje.
  • - Sílvia Andrade dos Santos, 46 anos, moradora do povoado de Sapê, na zona rural de Mutuípe.
  • -Valdomiro Evangelista dos Santos, residente na zona rural de Laje.
  • Agressão:
  • -Balbina de Jesus Santos, 56 anos, moradora do bairro Calabar no município de Laje foi ferida com uma pedrada. Ela foi socorrida por uma equipe do SAMU para a unidade hospitalar.

Redção: Voz da Bahia

Comente agora
27
Nov
Mais de 26 mil pessoas foram diagnosticadas com HIV desde 1984 na Bahia
Postado por: Samile Macedo / 07:30h

Paulo Oliveira*, 44 anos, tinha 21 quando descobriu que teria que viver com a Aids. No trabalho, ele deixou cair um copo no chão, sem motivo aparente: descobriu um tumor no cérebro. Mas somente nos exames que antecederam a radioterapia soube que era soropositivo. “Eu transava sem camisinha porque naquela época não dava de graça nos postos de saúde e eu não tinha sempre dinheiro para comprar”, conta. No ano em que Paulo foi diagnosticado, em 1992, mais 37 adolescentes e jovens como ele – entre 13 e 24 anos – receberam a mesma notícia na Bahia – em Salvador, foram 25. O estado já sabia o que era a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) desde 1984, quando o primeiro caso foi confirmado na capital: um homem, entre 35 e 39 anos, com ensino médio incompleto e homossexual. Mas o perfil da pessoa vivendo com Aids na Bahia mudou. De acordo com dados do Ministério da Saúde, novos diagnósticos vêm sendo feitos em todas as faixas etárias. Desde 1984, 26.268 pessoas já foram diagnosticadas com a doença na Bahia, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Destes, 16.269 foram confirmados somente nos últimos dez anos, entre 2005 e 2014. Para especialistas, o aumento no número de casos é explicado pela falta de prevenção. “O uso da camisinha ainda não é uma prática diária”, diz a coordenadora do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), a médica infectologista Miralba Freire. Ela aposta, ainda, em outro fator: menor preocupação com a seriedade da doença. “É uma mudança de visão. Talvez os jovens hoje tenham uma vivência diferente de quem viu perdas graves, de artistas, de pessoas que eram até idolatradas, para a Aids. As pessoas têm uma falsa ideia de que o coquetel (de remédios) significa segurança. Ele melhora muito a qualidade de vida, mas não representa cura”, alerta.

Comente agora
26
Nov
Gestantes devem reforçar cuidados com o Aedes aegypti, diz Alexandre Padilha
Postado por: Anacley Souza / 23:02h

Dois casos de microcefalia registrados recentemente na cidade de São Paulo estão sendo investigados por poderem ter relação com o vírus Zika, mas, em ambos, as mulheres apresentaram sintomas da doença no início da gravidez, quando ainda moravam no Nordeste. O secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, disse que a população precisa reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite tanto o vírus Zika quanto a dengue, pois a dengue é potencialmente mais grave para uma gestante do que o vírus Zika. O secretário disse que, para as gestantes ou mulheres que desejam engravidar, é preciso reforçar os cuidados, principalmente dentro de casa, combatendo os criadouros do mosquito. “Mais de 80% dos focos de dengue na cidade de São Paulo está dentro da casa das pessoas”, disse. Também é importante que a gestante faça sempre o pré-natal adequado desde o início da gravidez. "Em relação às mulheres, tanto as gestantes quanto quem pretende engravidar ou planejar a gravidez, o que tenho dito é que a dengue é potencialmente mais grave para uma gestante do que o vírus Zika. Temos relatos de óbitos de gestantes com dengue. Temos relatos de aborto no período de infecção por dengue e de comprometimento do feto. Uma gestante que pega dengue tem um risco maior de ter um caso grave de dengue. Quem é gestante ou planeja engravidar tem de saber que precisa ter cuidados redobrados em relação à dengue.

Comente agora
26
Nov
Campanha de doação pode salvar 25 mil vidas
Postado por: Anacley Souza / 20:08h

25 mil vidas. Esse é o número que a campanha nacional de doação de sangue já pode ajudar a salvar. Até agora, 6300 pessoas passaram pelos postos de coleta das instituições que fazem parte da nossa ação no Rio de Janeiro, em Fortaleza, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. No Rio, 1200 pessoas compareceram, batendo o recorde da parceria da rádio com o Hemorio, que é realizada desde 2010. Em Fortaleza, a iniciativa foi abraçada por 1300 cearenses. Durante essa semana, foi registrado o maior número de doações em um único dia na história do Hemocentro de Brasília. O mesmo aconteceu em Curitiba, com o Hemepar. Na capital paulista, a quantidade de sangue arrecadada no Banco de Sangue de São Paulo triplicou. Já no Hospital São Rafael, nosso parceiro em Salvador, foram colhidas duas vezes mais bolsas do que a média. (Band News)

Comente agora
26
Nov
SAJ: Erros em contrato da prefeitura com Santa Casa dificulta pagamento dos funcionários, explica diretora
Postado por: Samile Macedo / 19:40h

A diretora da Santa Casa de Santo Antônio de Jesus, Ludmila Reis, se pronunciou nesta quinta-feira (26) sobre o atraso salarial questionado pelo Sindicato dos Servidores da Saúde e funcionários. Ela afirma que a instituição esta carregando uma dívida de R$13.000.000 milhões e devido a isso não consegue manter um caixa reserva para pagar aos funcionários, além disso está sobrevivendo com recursos oferecidos pelo município e Estado e caso não haja o repasse por parte dos mesmos, é impossível fazer pagamentos. Ludmila ainda esclareceu à rádio Andaiá FM que o empréstimo de R$1.400.000 tomado em Julho foi para pagamento de divida de R$3.000.000 da gestão anterior na qual eram pagos R$79.000 por mês e resto do dinheiro foi utilizado para compra de medicações e materiais para o hospital e suprir a falta de tais recursos na unidade de saúde, segundo ela ainda existem recursos do dinheiro somado, porém, não pode usar para pagar alguns funcionários e deixar outros de fora devido a falta de dinheiro. "Para nós, os funcionários são prioridade, por isso com muito sacrifício estamos parcelando o 13º salário do ano passado que estamos ajeitando para pagar ainda em 2015. As dificuldades que o hospital enfrenta são muitas, mas apesar disso estamos buscando cumprir com as metas exigidas pelo município e assim que o salário for repassado será efetuado o pagamento", assegurou.

Atraso e erros na confecção do contrato por parte da administração municipal: Ludmila acrescenta que entende que os pagamentos são de responsabilidade da Santa Casa, entretanto alega que as negociações entre a direção do hospital e o município ainda estão em andamento. A diretora explicou ainda que o contrato com administração municipal venceu há alguns meses e o órgão não confeccionou um documento novo a tempo ee modo que tem feito o pagamento do Hospital e Maternidade Luís Argollo com aditivos de contratos e no mês anterior a situação se repetiu e desta vez novamente, pois existem erros no contrato e a prefeitura só pode pagar com aditivos até o dia 28 de Outubro. "Estamos negociando a possibilidade de eles fazerem o pagamento para nós a fim de passarmos o valor para os funcionários. O atraso na confecção do contrato é por parte da prefeitura, responsável por fazer o documento, inclusive o acordo foi publicado no dia 11 de Novembro sem ter sido assinado e só nos foi entregue dia 23 de Novembro com erros para analisarmos, o motivo disso não conseguimos compreender. Estamos à disposição por quaisquer esclarecimentos", concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Nov
Taxa de HIV entre adolescentes do sexo masculino triplica
Postado por: Anacley Souza / 18:59h

Embora o número geral de novos casos de HIV tenha caído 22% nos últimos dez anos na cidade de São Paulo, a taxa de detecção do vírus quase dobrou entre homens jovens e triplicou entre adolescentes do sexo masculino, segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde nesta quinta-feira, 26. Os dados são similares ao cenário observado no País. O balanço municipal mostra que, entre 2004 e 2014, o índice de casos detectados por 100 mil homens passou de 2,6 para 8,5 na faixa etária entre 15 e 19 anos e de 22,2 para 43,3 no grupo com idade entre 20 e 24 anos. Já entre a população geral, o número de novos casos caiu de 2.926 para 2.278 no mesmo período. "São Paulo enfrenta hoje uma epidemia concentrada, com a maioria dos novos casos entre jovens do sexo masculino. Uma das causas é que as pessoas estão fazendo testes mais precocemente, mas há também entre essa população uma menor sensibilização aos riscos da aids", disse o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, que afirmou ainda que as novas infecções ocorrem principalmente entre jovens gays. Pesquisa da secretaria com 4 mil moradores da cidade mostrou que 97% dos entrevistados sabem que a camisinha é o meio mais eficiente de prevenção da aids, mas apenas 39% deles utilizaram o preservativo em sua primeira relação sexual. "A impressão que temos é que a população está mais informada, mas que ainda não tem uma atitude de prevenção adequada", disse o secretário. O balanço da secretaria mostra ainda que a taxa de detecção na cidade é maior entre negros e na região central da cidade.

Comente agora
26
Nov
Alívio aos diabéticos; Injeções de insulina podem estar perto do fim
Postado por: Débora Ayane / 17:58h

Um grupo de cientistas californianos descobriu que injetar milhares de milhões de células imunes no corpo repara a produção da insulina. Os investigadores dizem que o tratamento durou um ano e que esta descoberta pode representar uma grande mudança para o bem-estar das pessoas que sofrem de diabetes tipo 1 e que têm de injetar insulina diariamente. A diabetes tipo 1 é uma condição com que muitas pessoas vivem ao longo de toda a sua existência. Dá-se quando há excesso de glicose no sangue porque o corpo não a consegue usar corretamente. A insulina é o hormônio segregado por células do pâncreas que quebra o açúcar no sangue. As pessoas saudáveis têm milhões de células t reguladoras que impedem o sistema imunológico de atacar as células produtoras de insulina no pâncreas. No entanto, as pessoas com diabetes tipo 1 não têm células t regeneradoras em número suficiente para proteger o pâncreas, e por isso este é ‘atacado’ e deixa de conseguir produzir insulina suficiente.

Comente agora
26
Nov
S. A. de Jesus: Servidores da Santa Casa prometem paralisar atividades devido a atraso salarial
Postado por: Samile Macedo / 17:48h

Os funcionários do Hospital e Maternidade Luiz Argollo em Santo Antônio de Jesus estão com os salários atrasados mais uma vez. Jamilton Góes, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde) relata nesta quinta-feira (26) que a demora na remuneração dos servidores já se tornou rotina na Santa Casa de Misericórdia, pois ele relata que no dia 30 do mês passado os servidores receberam o valor referente ao mês de Setembro e agora em Novembro o dinheiro do mês de Outubro está atrasando novamente. “Quando iremos parar com isso? Quem trabalha com a saúde precisa de tranquilidade, estar de bem com a vida para que possa passar isso para os pacientes. Nós conversamos com a Procuradoria do Município para solicitar intervenção no caso e na reunião feita juntamente com representantes do Ministério Público, da Santa Casa e da prefeitura, o resultado foi que saímos com uma interrogação imensa sobre quando sairá o pagamento dos trabalhadores. A grande questão é o fato de a diretoria do hospital alegar que não pagou o dinheiro devido a não efetuação do pagamento por parte da administração municipal dos recursos vindos do Sistema Único de Saúde, a administração por sua vez diz que a obrigação de pagar os salários compete à diretoria da unidade hospitalar pelo fato de o poder público não ser financiador do hospital e os servidores ficam no meio de tudo isso sem saber o que fazer”, disse indignado à rádio Andaiá FM. Góes afirma que o Sindsaúde não pode deixar que os funcionários levem tanto tempo sem receber os recursos e expõe a necessidade de criar um fundo de caixa para cobrir possíveis novos atrasos no pagamento dos funcionários por certo período.

Comente agora
26
Nov
Hospitais em São Paulo começam testes da 'pílula do câncer' em mil pacientes
Postado por: Samile Macedo / 12:27h

Os testes para comprovar a eficácia da fosfoetanolamina sintética, substância que teria suposta capacidade de curar o câncer, devem ser realizados em cinco hospitais da rede estadual de São Paulo, com a participação de até 1 mil pacientes na pesquisa, segundo o secretário estadual da Saúde, David Uip. Os detalhes sobre o trabalho, que será encabeçado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), foram apresentados após o governador Geraldo Alckmin (PSDB anunciar que ofereceria a rede hospitalar e os laboratórios do Estado para a realização de testes clínicos. “A decisão é que vamos fazer um trabalho multicêntrico envolvendo centros e hospitais de oncologia que tenham expertise em pesquisa clínica. Pesquisadores estão desenhando esse trabalho que será apresentado nas comissões de ética dos hospitais selecionados. Quando aprovado, começará a pesquisa”, explica Uip. Além do Icesp, está prevista a participação do Hospital do Câncer de Jaú. Autorização O secretário informou que, paralelamente à elaboração dos padrões da pesquisa, será solicitada a autorização do responsável pela substância, o professor aposentado Gilberto Chierice, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP em São Carlos, e da própria universidade, pois a droga é patenteada. O número de pessoas que devem participar dos testes também já foi estabelecido, de acordo com Uip, mas os critérios de escolha ainda não foram definidos. “Os critérios de inclusão e exclusão serão feitos dentro do desenho que ainda não está pronto. A ideia inicial é de que vários braços (da doença serão pesquisados, como câncer de pulmão, de bexiga, leucemia. Provavelmente, serão sete braços”, afirmou o secretário. 

Comente agora
26
Nov
Com quase 500 notificações, Pernambuco prepara ações de saúde para tratar microcefalia
Postado por: Samile Macedo / 11:44h

Com 487 notificações de microcefalia, o maior número entre os nove estados com casos suspeitos, o governo de Pernambuco está elaborando protocolos de atenção à saúde específicos para questões relativas à doença, caracterizada pelo desenvolvimento inadequado do cérebro de bebês. Segundo informações da Agência Brasil, o estado trabalha atualmente com nove hospitais de referência para atender mães e bebês nas macrorregiões de Recife, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada. A notificação de casos passou a ser compulsória e imediata no estado desde 27 de outubro. Desde então, 108 municípios pernambucanos notificaram ocorrência da doença. Entre as ações, a secretaria determinou que grávidas que apresentam manchas vermelhas na pele façam coleta de sangue para diagnóstico laboratorial e sejam submetidas a ultrassom quando estiverem entre a 32ª e a 35ª semana de gestação. As grávidas que chegam aos hospitais com resultados de ultrassom indicando que o bebê tem microcefalia também passam por exames de sangue e são encaminhadas para iniciar atendimento psicológico. Para a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque, o grande número de casos de microcefalia em Pernambuco é resultado da notificação em tempo real estabelecida em outubro. "Na medida em que temos notificação imediata, é de se esperar que os números aumentem. Todo o estado está notificando, então, os números podem subir", disse Luciana. De acordo com a infectologista Ângela Rocha, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, as alterações no desenvolvimento da criança dependem da área do cérebro que foi afetada.

Comente agora
26
Nov
Plantão de ocorrências registradas no HRSAJ nas últimas 8h
Postado por: Samile Macedo / 09:39h

-Danilton Souza de Jeus, 30 anos, residente na cidade de Varzedo. Ele foi vítima de golpe desferido com arma branca e deu entrada na emergência do HRSAJ onde foi medicado, ficou em observação sendo em seguida liberado.

-Carlos Henrique dos Santos, 25 anos, residente no Loteamento Salomão em Santo Antônio de Jesus deu entrada na unidade hospitalar com ferimentos provocados por um golpe de facão na altura da face. Carlos está na unidade reguladora do Hospital Regional aguardando transferência para o Hospital Geral do Estado devido à gravidade dos ferimentos.

Comente agora
26
Nov
Fiocruz comprova relação entre zika e Síndrome Guillain-Barré
Postado por: Samile Macedo / 09:15h

A Fiocruz de Pernambuco comprovou em pacientes brasileiros a relação entre zika vírus e a Síndrome Guillain-Barré (SGB), uma doença autoimune rara que também apresentou aumento atípico nos últimos meses nos Estados do Nordeste. O achado aumenta o sinal de alerta em torno da infecção pelo zika, principal suspeita da epidemia de microcefalia identificada no país. O vírus, que chegou no Brasil este ano, está presente em 18 estados. "A ligação da síndrome com o vírus é inequívoca", avaliou o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e responsável pela identificação da chegada do zika vírus no Brasil, Kleber Luz. Questionado, o Ministério da Saúde disse que o assunto está sob investigação. Os resultados foram obtidos em trabalho feito pela pesquisadora Lúcia Brito, chefe do serviço de neurologia do Hospital da Restauração, de Pernambuco. Foi identificada a presença do zika no líquido espinhal e no sangue de sete pacientes que apresentaram a SGB. "A infecção pelo zika, por si só, pode ser branda. Mas ela tem potencial de provocar sérios problemas, tanto para fetos quanto para adultos", avaliou o pesquisador da Fiocruz e coordenador da análise que comprovou a presença do zika nos pacientes com SGB de Pernambuco, Carlos Brito.

Comente agora
26
Nov
"Vou amar a minha filha", diz grávida de bebê microcefálico
Postado por: Samile Macedo / 08:42h

Em meio aos quase 800 mil casos de microcefalia detectados recentemente no Brasil, existem duas mulheres que aguardam ansiosas para ver os desdobramentos que a doença terá dentro de suas casas. Gestantes, elas receberam, por volta do sexto mês de gravidez, a notícia de que seus filhos eram portadores da má-formação que faz com que a criança nasça com o crânio menor do que o padrão para seu sexo e idade. Ambas darão à luz no começo de dezembro. Ambas, também, tiveram zika vírus nas primeiras semanas de gestação. Embora não tenha ainda havido uma confirmação de que as bolinhas vermelhas que, em maio, tomaram conta do corpo de Nadia Prichoan, 36 anos, fossem de fato por causa da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, os sintomas que a bancária relata correspondem exatamente àqueles clássicos do zika: manchas, coceira, estado febril. Moradora de Brasília, ela espera o primeiro filho, Rafael — a cesárea está marcada para o próximo dia 5. Segundo seu obstetra, o bebê deve nascer e ir direto para a UTI, a fim de que se investigue definitivamente o que levou à microcefalia. Nadia descobriu, em 2008, que é portadora de espondilite anquilosante, uma espécie de reumatismo que, em épocas de crises, a deixa tão debilitada que até mesmo caminhar fica difícil. Por conta disso, ela e o marido Alex não pensavam em ter filhos. Uma cirurgia de vasectomia foi providenciada e, um mês depois da operação, Nadia descobriu a gravidez. 

Comente agora
26
Nov
Garota de oito anos é diagnosticada com câncer de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:52h

Uma garota de oito anos foi diagnosticada com câncer de mama e pode ser a pessoa mais jovem a ter a doença. Chrissy Turner mora no estado americano de Utah e descobriu um caroço no peito no mês passado. As informações são do Daily Mail. “Era outubro quando ela veio até nós e mostrou, assustada, um caroço no peito”, conta Troy, pai da garota, ao canal ABC4 Utah News. Porém, o problema foi agravado quando os médicos descobriram que a criança possui um tipo raro de câncer, que só afeta uma em um milhão de pessoas, chamado carcinoma secretor de mama. “Eu fiquei assustada quando soube pela primeira vez”, disse Chrissy, que precisará passar por uma mastectomia. “Mas sabia que conseguiria lutar contra isso e espero que eu possa vencer”. A mãe, Anette, já teve câncer no colo do útero e contou ao canal que ficou “acabada” com o resultado dos exames da filha.

Comente agora
26
Nov
Reduzir o consumo de calorias reprograma o relógio biológico
Postado por: Samile Macedo / 07:34h

Um novo estudo publicado na revista Cell Metabolism vem confirmar que reduzir o número de calorias ingeridas dá mais anos de vida. De acordo com a investigação do Instituto Buck, nos Estados Unidos, a restrição calórica reprograma o relógio biológico, tendo um impacto positivo na longevidade. Ou seja, ingerir menos calorias aumenta a expressão dos genes do relógio circadiano e melhora o metabolismo, o que induz a perda de gorduras. Conta o site ABC.es que o estudo, feito em moscas da fruta, indica que as conclusões podem dar origem a novos fármacos para a perda de peso, uma vez que “mais do que 10-15% do genoma é controlado pelo relógio circadiano, especialmente os genes que regulam os processos que envolvem o metabolismo e a reparação de células”. Cada célula, explica o autor do estudo Pankaj Kapahi, “tem uma ação”, interferindo com a gordura, os intestinos e os rins, o que faz com que desempenhem “um papel importante no metabolismo e na medição do prolongamento da vida através da restrição dietética”. 

Comente agora
25
Nov
Por que engordamos? É uma vantagem evolutiva, responde médica em livro
Postado por: Anacley Souza / 23:54h

A tendência de engordar não é culpa de ninguém, pois a seleção natural escolheu os seres humanos com maior capacidade de armazenar gordura, explica Alicia Kowaltowski, médica e professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Ela lança nesta quarta-feira (25) o livro "O que é metabolismo? Como nossos corpos transformam o que comemos no que somos", em que explica os processos de obtenção de energia do corpo. "Até pouco mais de cem anos atrás, a expectativa de vida era de 40 anos apenas", diz. "Era uma vantagem evolutiva e a tendência continua. Como temos comida disponível, fica mais fácil engordar". Por isso não há sentido em fazer a chamada "dieta paleolítica", por exemplo, pois, com ela, a expectativa de vida era ainda menor, de cerca de 35 anos. No livro, Alicia também analisa o efeito de dietas no corpo e conclui que a mais saudável se aproxima da dieta mediterrânea, com verduras, legumes, quantidades moderadas de proteínas e óleos vegetais. Agora, o desafio da ciência é descobrir por que algumas pessoas têm dificuldade de engordar. "Isso pode ser a chave para ajudar muita gente com obesidade". Pesquisadores do mundo inteiro estão atrás dessas pistas, inclusive Alicia e sua equipe. Entre as pesquisas do Laboratório de Metabolismo Energético estão descobrir o exato processo bioquímico de como a alimentação afeta os neurônios no cérebro ou como o jejum prolongado aumenta as chances de desenvolver diabetes. Se você acha que substituir os carboidratos pelas proteínas emagrece, é bom saber que o destino delas é o mesmo dos carboidratos a mais que comemos: virar gordura.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com