As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 07/05/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

10
Fev
Stº. Antº. de Jesus: Unidade Básica de Saúde da Urbis IV promoverá mutirão de saúde feminina
Postado por: Anacley Souza / 08:54h

A Secretaria de Saúde do Municipio de Santo Antônio de Jesus em parceria com a Unidade Básica de Saúde da Urbis IV promoverá um mutirão de saúde da mulher. O objetivo maior é assegurar que todas as mulheres sejam atendidas com especialista em Ginecologia, esse as orientarão quanto a saúde feminina. Em entrevista, a Enfermeira Chefe do Posto Fernando Queiroz II, Adna Sampaio, explicou que diante da dificuldade do público feminino em participar de consultas médicas regulares, entrou em conselho com a diretoria do PSF juntamente com a Secretaria de Saúde para realizar um turnão de consultas, “às vezes elas só tem o horário de almoço para ir ao médico e estes horários não batem com o atendimento e isso dificulta e muito”, relata. O mutirão acontecerá na próxima quinta-feira (12) das 7h ás 15h sem intervalo para o almoço na Unidade do bairro, “estaremos dando oportunidade principalmente para mulher que trabalha no comércio, no entanto não atrapalhará ás outras que queiram participar”, fala. Um Pit Stop será montado na Avenida Juracy Magalhães onde contará com uma equipe distribuindo preservativos e orientando os transeuntes quanto a importância do sexo seguro. 

  1. Serão ofertados os serviços: 
  2. - Testes rápidos de DST (HIV, Síflis, Hepatite B e C)
  3. - Exame Preventivo
  4. - Orientação a saúde Feminina
  5. - Consulta médica
  6. - Vacinação
  7. Redação Voz da Bahia
Comente agora
10
Fev
Como se alimentar durante o carnaval
Postado por: Letícia Oliveira / 08:46h

Manter uma alimentação saudável durante o Carnaval é importante para deixar a saúde em dia e aproveitar melhor a folia momesca. Um cardápio leve, com leguminosas, hortaliças, vegetais, verduras e frutas, além de uma boa hidratação, é fundamental para manter o organismo funcionando bem e garantir o pique para os dias de folia. Segundo a nutricionista do Hospital Santa Izabel, em Salvador, Rosane Lopes, alimentos ricos em gorduras e com excesso de carboidratos devem ser evitados durante a festa.  “Evite consumir alimentos produzidos no local da festa que sejam ricos em gorduras e carboidratos simples como batata frita, cachorro quente, hambúrguer, saladas de frutas e churrasco de carne vermelha”, destaca. Segundo ela, a dica é levar de casa barras de cereais integrais, sem adição de xarope de glicose, de preferência orgânicas. Um mix de frutas secas e oleaginosas também é boa opção. “Quem não consegue ingerir muita água pode optar pelos sucos naturais de laranja e limão. Além de serem importantes fontes de vitaminas e fibras, as frutas e sucos cítricos contêm antioxidantes”, lembra.

Comente agora
09
Fev
Cientistas propõem definição de sexto sabor: gorduroso
Postado por: Anacley Souza / 22:20h

Cientistas australianos defendem que o "gorduroso" seja reconhecido como sexto sabor básico, além dos atuais amargo, doce, salgado, azedo e o pouco conhecido umami – sabor associado à culinária japonesa, característico do Ajinomoto. Em um estudo publicado no periódico Flavour na última semana, pesquisadores da Universidade Deakin afirmam que são extensas as evidências em favor da nova definição. De acordo com eles, a gordura preenche todos os critérios para a definição de uma categoria exclusiva de sabor, entre as quais: é independente dos demais sabores; provoca um efeito fisiológico específico; pode ser detectado pelas papilas gustativas isoladamente. Atualmente, a gordura está mais relacionada à textura de um alimento do que ao sabor em si. Para os autores, a percepção da gordura nas comidas pode ter relação com a obesidade. Em estudos anteriores, eles descobriram que pessoas mais sensíveis à gordura tendem a comer menos. Já indivíduos acima do peso precisavam de quantidades maiores de gordura para notar o gosto.

Comente agora
09
Fev
'Insulina inteligente' poderia ser aprovada para diabetes tipo 1 em 2 anos
Postado por: Anacley Souza / 21:45h

Um tipo de insulina experimental "inteligente", que atua por 14 horas, demonstrou avanços em ratos de laboratório e pode ser aprovada para provas em pessoas com diabetes tipo 1 em dois anos, afirmaram pesquisadores nesta segunda-feira (9). O produto, conhecido como Ins-PBA-F, e desenvolvido por bioquímicos da Universidade de Utah, se ativa sozinho mesmo quando os níveis de açúcar aumentam, segundo estudo publicado nas atas da Academia Nacional de Ciências americana. Testes em ratos com diabetes tipo 1 demonstraram que uma injeção pode, "repetida e automaticamente fazer diminuir o nível de açúcar no sangue depois de administrada aos ratos uma dose de açúcar comparável à que consomem na hora de comer", destaca o estudo. A droga imita a forma como o organismo dos ratos comuns volta a níveis normais de glicemia (açúcar no sangue) após uma refeição. "É um avanço significativo na terapia com insulina", afirmou o coautor do estudo, Danny Chou, assistente do professor de bioquímica da Universidade de Utah. "Nosso derivado de insulina parece controlar o açúcar no sangue melhor do que qualquer outra coisa disponível para pacientes com diabetes", afirmou. As pessoas com diabetes tipo 1 precisam controlar estritamente seu nível de açúcar no sangue e aplicar manualmente injeções de insulina quando necessário.

Comente agora
09
Fev
Governo cria perfis falsos em aplicativos para combater a Aids
Postado por: Anacley Souza / 19:23h

O Ministério da Saúde criou cinco perfis falsos que serão usados em aplicativos de paquera como parte de uma campanha para ajudar na prevenção à Aids neste carnaval. A estratégia estará nos apps Tinder e Hornet, que promovem encontros casuais, para alertar a população sobre a importância do sexo seguro. Em conversas com usuários, a ideia é que esse perfis se identifiquem como pessoas em busca de sexo sem camisinha. Durante o papo online, serão divulgadas mensagens sobre a importância da prevenção e sexo seguro. A campanha foi divulgada nesta segunda-feira (9) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, na quadra da escola de samba Mangueira e contou com a presença da cantora Preta Gil. Segundo pesquisa do ministério, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 18%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 49% no ano de 2013, o maior percentual dentre todas as regiões brasileiras. O dado mais preocupante: de acordo com a pesquisa, 46% da população sexualmente ativa na região Sudeste não fez uso do preservativo em todas as relações sexuais com parceiros casuais no último ano. "O que mais preocupa são os jovens de 15 a 24 anos que assumiram uma prática sexual desprotegida apesar de saber quais são os riscos. Noventa e quatro por cento sabem que para prevenir a Aids é preciso usar camisinha, mas 46% admitem fazer sexo sem preservativo com parceiro casual", afirmou o ministro Arthur Chioro, ressaltando que esses dados evidenciam a importância de adotar outras estratégias além do uso do preservativo.

Comente agora
09
Fev
Memória e suas alterações no envelhecimento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:40h

Houve um enorme avanço em nossos conhecimentos sobre processos biológicos e psicológicos da memória e da aprendizagem. A função da memória é receber informações, mantê-las intactas, poder recuperá-las quando for preciso. O envelhecimento acarreta uma lentificação dos processos cognitivos de uma maneira geral.  Os conceitos novos são mais difíceis de serem aprendidos, podendo se dizer que pessoas acima de 60 anos tem menor habilidade para armazenar novas informações – conservá-las e recuperá-las (depois de certo intervalo). Mas isso não impede novas aprendizagens e o acervo de conhecimento continua a ser enriquecido com o passar do tempo. O vocabulário, por exemplo, tende a aumentar com a idade. A memória verbal costuma ser menos afetada do que a não verbal. A memória implícita (andar de bicicleta, escovar os dentes) conserva-se mais do que a explícita (Paris é a capital da França, as minhas últimas férias). Os estudos apontam para grandes diferenças individuais, quando se estuda pessoas acima de 65 anos, sendo perigoso fazer generalizações. Fatores como: nível educacional, atividade física e o bom estado de saúde, parecem influir positivamente no funcionamento cognitivo ao longo da vida. Muitas vezes pessoas acima de 60 anos se queixa de perda da memória, porque percebe que seu desempenho não é o mesmo de alguns anos atrás. Mesmo indivíduos afetados, a perda relativa de memória não costuma comprometer significativamente o cotidiano e eles aprendem a lidar com ele com algumas estratégias simples como, por exemplo, uso de agenda e de listas de “o que fazer” deixando objetos sempre no mesmo lugar. Leia mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
09
Fev
11 atividades que ajudam a perder peso sem que você perceba
Postado por: Samile Macêdo / 14:10h

PASSEAR COM O CACHORRO - Além de deixar seu bicho de estimação mais feliz, sair para passear com ele ajuda a queimar calorias. Andar com o cachorro por uma hora queima 300 kcal, o que equivale a uma porção de 100 gramas de linguiça calabresa.

PASSAR ASPIRADOR DE PÓ - Quer um motivo a mais para largar a preguiça de lado e limpar o chão? A queima de calorias é uma ótima razão. Uma hora passando aspirador de pó gasta nada menos do que 350 kcal. Essa quantidade é um pouco menos do que há em uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate (50g têm 371 kcal).

TOCAR INSTRUMENTOS MUSICAIS - A atividade artística é uma das maneiras de perder calorias e peso também. Mas é importante prestar atenção nas quantidades, já que diferentes instrumentos trazem diferentes resultados. Tocar flauta ou piano gasta 140 kcal por hora, violão, 150kcal, guitarra e baixo gastam 160 kcal e, por fim, bateria gasta 230 kcal em 50 minutos.

TIRAR A POEIRA DOS MÓVEIS - Outra tarefa de casa que pode ser benéfica para quem quer perder peso é tirar o pó dos móveis. Fazer essa atividade por uma hora elimina 200 kcal, um pouco mais do que gastaria fazendo o mesmo tempo de alongamentos (180 kcal) e do poderia adquirir ao comer um alfajor de chocolate (190 kcal para 50g). 

Comente agora
09
Fev
Inimigo da saúde bucal: roer unha pode entortar os dentes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:55h

 Um hábito aparentemente inofensivo como roer as unhas pode causar problemas muito mais graves do que se pode imaginar, desde gripes a problemas bucais. A pressão exercida por esse ato, por exemplo, pode resultar em retração da gengiva, encurtamento da raiz e até mesmo mudança na posição de um dente.  “Além disso, pessoas que roem as unhas podem desgastar, lascar ou fraturar os dentes anteriores por conta do trauma causado. Esse hábito também faz com que haja esforço e tensão excessiva nos músculos da mastigação e nas articulações da mandíbula (ATMs), perto do ouvido, o que pode causar dor e disfunção”, diz Marcelo. Ainda segundo o especialista, existe uma ligação entre as pessoas que roem as unhas e o bruxismo (apertar ou ranger os dentes). Mas neste caso, essa associação acontece mais por causa de problemas psicológicos. “Esses dois hábitos estão relacionados com a ansiedade, o estresse e o nervosismo”, diz Marcelo.

Além da boca

Comente agora
08
Fev
TV mostra drama de Maguila contra doença e gera comoção
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:48h

Desde que foi diagnosticado com Mal de Alzheimer e demência pugilística, o ex-boxeador Maguila fez poucas aparições públicas. Mas neste domingo, a Rede Record apresentou uma reportagem mostrando o preocupante estado de saúde dele. Apesar da dificuldade para se movimentar, Maguila conseguiu dar entrevista, cantou um samba e gerou muita comoção nas redes sociais, chegando ao "Trending Topics" mundial. Maguila está internado na Santa Casa de São Paulo há nove meses e não há qualquer expectativa de melhora. De acordo com a mulher, Irani Pinheiro, ele tem piorado cada vez mais. Mesmo assim ainda mostra o perfil de atleta: "a luta só para quando a gente morre. Eu estou lutando para estar vivo. Quero viver muito. A luta é até o último dia e não pode parar de lutar. Não desisto, não". Ele inclusive mostrou esperança: "estou calmo, tranquilo, uma hora eu saio daqui". A maioria das frases de Maguila vinham com longos intervalos, já que ele mostrou dificuldade até para respirar. Mas surpreendeu ao cantar um samba de Bezerra da Silva, "Quem usa antena é televisão". Maguila também mostrou orgulho ao falar da carreira. O campeão brasileiro, sul-americano e mundial (pela WBF) ressaltou a importância dos títulos nas décadas de 80 e 90: "ali nasceu o boxe, começou tudo de novo comigo", afirmou ele, lembrando que, de fato, foi ele que resgatou a popularidade do esporte no Brasil. Esse orgulho também foi mostrado por fãs no Twitter. Muitas pessoas lembraram com saudades e outras disseram que não conheciam a carreira de Maguila, algo que também foi resgatado com detalhes na reportagem. Veja comentários e as publicações com a "hashtag" #somostodosmaguila.

Comente agora
08
Fev
Veja os locais do corpo mais perigosos para se colocar um piercing
Postado por: Anacley Souza / 15:26h

Se você está pensando em colocar um piercing, pense bem antes de tomar a decisão e veja quais os lugares do corpo mais seguros e que não correm risco de serem atacados por bactéria. Segundo uma pesquisa da revista abril, regiões como o nariz, vagina, são locais onde as bactérias tendem a se reproduzirem mais facilmente. E esse índice pode aumentar se o piercing e as ferramentas usadas não estiverem esterilizadas. Outro fator que precisa ser levado em conta é o tempo em que cada região leva para cicatrizar. Enquanto as feridas causadas pela aplicação do adorno não fecharem completamente, o organismo fica vulnerável. A a dermatologista Ida Gomes Duarte, informou que é necessário ter uma atenção redobrada com a higiene e para isso, usar sabonetes com bactericida, que são mais eficientes contra microrganismos. Outra dica é escolher corretamente o material de que o piercing é feito. "O níquel, metal mais usado, tem grandes chances de provocar dermatite: aparecem bolinhas vermelhas e bolhas na pele do paciente, além de coceira. Já os piercings de ouro branco, por exemplo, têm menos possibilidade de causar isso", contou.

  1. Nariz: O cuidado deve ser redobrado nesse local, uma vez que sua parte interna é úmida, exposta a sujeiras (suspensas no ar) e desenvolvem com maior facilidade bactérias.
Comente agora
08
Fev
Mulher engorda 16 quilos após fazer transplante de fezes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:33h

Uma mulher que foi submetida a um transplante de fezes para tratar uma infecção no intestino engordou de forma drástica e rápida. A informação foi divulgada pelo Fórum de Doenças Infecciosas do Reino Unido.O transplante de fezes é realizado para transplantar bactérias saudáveis e úteis para o organismo humano para um intestino doente. O novo tratamento é usado em pessoas com reincidência da infecção Clostridium difficile, que pode causar vômito, diarreia e dor abdominal e nem sempre pode ser tratada com antibióticos. A técnica foi oficialmente aprovada pelo serviço de saúde do Reino Unido no ano passado. Entretanto, o caso da mulher britânica chama a atenção dos médicos por causa do ganho de peso da paciente, que nos últimos meses, desde o transplante, engordou 16 kg. Os especialistas ainda não sabem, no enquanto, qual a ligação entre a obesidade e o procedimento. O material utilizado no transplante da mulher veio de sua filha, que na época, estava com sobrepeso, quase obesa. O procedimento a livrou da infecção, mas não dos quilos a mais. Antes do procedimento, seu índice de massa corpórea (IMC) era de 26. Dezesseis meses depois, o IMC já era de 33 e, três anos depois do procedimento, 34,5. Um estudo feito com animais publicado na revista Science indica que o transplante de bactérias fecais de obesos fazem os animais ganharem peso. No entanto, ainda não foram encontradas evidências de que as bactérias do intestino humano afetam os pacientes da mesma forma, e o caso isolado da britânica não pode ser interpretado como regra.

Comente agora
08
Fev
Uso excessivo de tecnologia prejudica sono, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 11:16h

Um estudo realizado na Noruega sugere que a qualidade do sono de um adolescente está relacionada ao tempo gasto em frente a uma tela de um tablet ou smartphone. Pesquisadores da Uni Research Health, em Bergen, na Noruega, analisaram quase 10 mil adolescentes entre 16 e 19 anos. E concluíram haver uma ligação entre o uso destes aparelhos por mais de duas horas após a escola com o sono adiado e o sono mais curto. Na pesquisa, os adolescentes foram questionados sobre a rotina de sono em dias de semana e nos finais de semana. E também quanto tempo passavam em frente à tela dos tablets e smartphones fora da escola. Em média, as meninas disseram que passavam cerca de cinco horas e meia por dia assistindo TV ou usando computadores, smartphones ou outros aparelhos eletrônicos. E os meninos passavam um tempo um pouco maior, cerca de seis horas e meia por dia, em média. Quase todos os adolescentes noruegueses pesquisados afirmaram que usaram os aparelhos pouco antes de ir dormir. E muitos destes adolescentes relataram que dormiam menos de cinco horas por noite. A pesquisa foi publicada na revista especializada BMJ. Segundo os pesquisadores, qualquer tipo de tela usada durante o dia e pouco antes de dormir parece ter prejudicado o sono dos adolescentes que participaram do estudo.

Comente agora
08
Fev
Governo pede que empresa devolva administração de hospital em Alagoinhas
Postado por: Anacley Souza / 07:39h

O Estado solicitou a devolução da administração do Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas. O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, esteve na unidade está manhã e se reuniu com representantes do Monte Tabor, administradora da unidade. Em nota, a Sesab afirma que o secretário garantiu que o Monte Tabor continuará à frente da unidade até que um novo administrador seja contratado. "O Governo Estado está tentando resolver a situação do Hospital Dantas Bião e nesse sentido o governador Rui Costa determinou que eu viesse aqui nesse final de semana para verificar as condições físicas do hospital e proceder, com celeridade, o processo de transição para uma nova organização social que virá dentro dos próximos meses para administrar o Dantas Bião", diz Vilas-Boas. Segundo Villas-Boas, o hospital passa por um momento difícil e é preciso garantir a manutenção das condições físicas da unidade. "Através de uma pactuação, nós acordamos com a Monte Tabor e a instituição decidiu retomar e garantir essa transição sem que haja perda para a população da região", explica o secretário. (Correio)

Comente agora
08
Fev
10 sinais que você pode estar deprimido e não sabe
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:59h

Há uma boa parcela destas pessoas que está tão cega para sua própria tristeza que não são capazes nem de admitir que tem um problema.

1. RI E CHORA EM MOMENTOS INAPROPRIADOS: Na psiquiatria, o conceito de “afeto inapropriado” se refere ao comportamento que não combina com o estimulo que o gerou. As pessoas que estão passando por uma depressão, mas não sabem, exibem uma versão muito particular deste problema: elas reagem de forma drástica a tristezas insignificantes e ignoram os problemas realmente grandes. Há uma boa parcela destas pessoas que está tão cega para sua própria tristeza que não são capazes nem de admitir que tem um problema. 

2. VOCÊ TRABALHA DURO E NÃO DE FORMA INTELIGENTE: As pessoas tem dificuldade em encontrar novas soluções para seus problemas quando estão depressivas. Em vez disso, continuam fazendo o de sempre. Trabalhar horas extras ou correr mais meia hora na esteira pode fazer bem na hora, mas no final das contas você está apenas se ocupando para não pensar no que te incomoda.

3. VOCÊ TEM DIFICULDADE EM ACEITAR ELOGIOS: 

Comente agora
07
Fev
Bahia solicita 386 novos profissionais do Mais Médicos
Postado por: Anacley Souza / 11:24h

Ainda neste semestre, a Bahia pode receber 386 profissionais do Mais Médicos, do governo federal. No total, 104 municípios aderiram ao novo edital do programa para solicitar profissionais. Dentre as cidades que mais receberão profissionais estão Salvador, com 82 vagas, Alagoinhas (13) e Jequié (11). Lançado no dia 15 de janeiro último, o novo edital priorizou municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica e os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A maioria das prefeituras atendidas - cerca de 66% - atende ao critério de vulnerabilidade social e econômica. No país, são mais 4.146 vagas para atender a 1.294 municípios e 12 distritos indígenas inscritos nesta nova fase da iniciativa. Com isso, 18.247 médicos devem atuar nas unidades básicas de saúde. A estimativa de atendimento é de cerca de 63 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde (MS). O Nordeste é o primeiro na lista de solicitação por região, com abertura de 1.784 novas vagas. O Sudeste pediu 1.019 profissionais, seguido do Sul (520), Norte (395) e Centro-oeste (393). Foram abertas, ainda, 35 oportunidades para Distritos Indígenas do país. Dentre as 4.146 novas vagas disponíveis, 361 são para reposição de médicos que deixaram o programa. Conforme a Secretaria da Saúde do estado (Sesab), atualmente, 380 cidades contam com, pelo menos, um profissional do Mais Médicos. Em Salvador, 75 profissionais da política pública federal atuam nas unidades básicas de saúde: 37 cubanos, 32 brasileiros e seis intercambistas internacionais (brasileiros com diploma de outro país e estrangeiros), segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Comente agora
07
Fev
Casos de dengue aumentam 57,2% em janeiro, diz ministério
Postado por: Anacley Souza / 09:59h

O número de casos de dengue nas quatro primeiras semanas do ano aumentou 57,2% entre 2014 e 2015, saltando de 26.017 para 40.916 em todo o Brasil. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, coloca, entre os motivos do aumento, a crise hídrica, que faz com que muitas pessoas estoquem água em casa. “É inquestionável que a crise hídrica e a seca apresentam uma situação de risco maior para a proliferação do Aedes aegypt, na medida em que as pessoas tendem a armazenar água sem proteção. Não há problema em fazer armazenamento, mas qualquer processo de armazenamento de água deve respeitar a proteção,pois a água limpa parada, mesmo que seja de chuva, de bica, vai aumentar o risco de proliferação das larvas. O acondicionamento correto, tapar esses recipientes, é fundamental”, avaliou o ministro. Chioro disse que o governo vai fazer um estudo para ver a relação entre a falta de água e o número de casos de dengue e vai alertar para que a população guarde água com segurança. O ministro ressaltou que há uma grande preocupação com a doença, pois o aumento aconteceu em período anterior aos meses de maior incidência, que são março e abril. “Aumentou o número de casos de dengue em um período que não era para aumentar”, disse o ministro. Ele destaca que cada lugar tem um motivo diferente para o aumento da ocorrência do mosquito e que cada família deve estar atenta aos pontos de acúmulo de água em suas casas. Segundo Chioro, uma das situações mais preocupantes é a do município de Cruzeiro do Sul, no Acre.

Comente agora
07
Fev
Cirurgia bariátrica passa a ser área de atuação da medicina
Postado por: Anacley Souza / 08:07h

Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) tornou a cirurgia bariátrica uma área de atuação da medicina. Com a medida, a cirurgia bariátrica passa a ser formalmente ligada às áreas de cirurgia geral e de cirurgia do aparelho digestivo e poderá ter uma residência específica. Anualmente são feitas cerca de 80 mil cirurgias desse tipo no país. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Josemberg Campos, atualmente os médicos fazem uma disciplina voltada para esta área durante a residência de cirurgia geral ou de cirurgia no aparelho digestivo. Com a mudança, universidades poderão se habilitar para abrir uma residência específica na área, com duração de dois anos, formando cirurgiões bariátricos. Campos diz que, com o novo status, quatro universidades manifestaram o interesse em abrir residência em cirurgia bariátrica. Depois de criadas as turmas, só poderão se matricular médicos que tenham formação nas especialidades às quais a área está atrelada. “Antes era uma disciplina da residência. Agora serão dois anos dedicados à cirurgia bariátrica, com o estudo das técnicas, do pós-operatório e tudo o que envolve o paciente obeso. A obesidade é uma doença muito complexa e que envolve outras doenças e, por isso, é necessário um profissional bem preparado”.

Comente agora
06
Fev
Melancia é opção para quem secar a barriga; veja benefícios
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:16h

A melancia não é apenas uma fruta capaz de amenizar o calor nos dias quentes de verão. A fruta é rica em vitaminas do complexo B e C; é antioxidante; fornece energia e traz muitos outros benefícios à saúde de quem a consome. Antes originária apenas nas épocas do verão, a fruta hoje está disponível para consumo ao longo do ano. Isso se dá graças ao plantio fácil da fruta, que necessita apenas de um clima quente para se desenvolver. Originária da África, ela gosta de áreas secas e solo arenoso para crescer. A melancia foi trazida por negros africanos na época da escravidão e logo se tornou uma fruta popular no Brasil. Constituída com 92% de água, ela também traz em sua fórmula carboidratos, proteínas, vitaminas A, sódio, potássio, fósforo, cálcio e ferro. Graças ao seu valor nutricional, ela é excelente para a saúde. Segundo especialistas, o suco feito com as sementes da melancia é vermífugo e diurético, evitando assim a retenção líquida no organismo. Os que seguem uma linha mais natural de tratamento, usam a sua casca na cura da erisipela, no combate e febre e infecções das vias urinárias. Além disso, pesquisas recentes garantem que a fruta também ajuda no controle da pressão alta. Mas a melancia também traz outros benefícios. Graças a grande quantidade de vitamina A que ela tem, a melancia ajuda a combater processos inflamatórios sendo excelente no auxílio do combate de processos inflamatórios no pulmão. Para manter a dose que organismo necessita da vitamina A, dizem os especialistas, basta apenas uma fatia média da fruta por dia. Outro poder atribuído a melancia está no aumento da libido e na prevenção do câncer de próstata. Um estudo americano descobriu que a parte branca da fruta é rica em citrulina, um aminoácido que atua na formação do óxido nítrico. Em contato com o sangue, ela relaxa os vasos sanguíneos e estimula a vascularização do corpo, incluindo aí os órgãos sexuais. Graças ao licopeno – a pigmentação que dá a melancia a cor avermelhada- a planta é uma arma poderosa na prevenção do câncer de próstata. A substância tem ação antioxidante, que impede que os radicais livres ataquem as células e provoquem as lesões cancerígenas.

Comente agora
06
Fev
OMS registra mais de 9 mil mortos por ebola nos três países mais afetados
Postado por: Anacley Souza / 23:02h

O número de mortos pela epidemia de ebola nos três países africanos mais afetados pela doença - Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri - passou de 9 mil pessoas, informou hoje (6), em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS). A mais recente contagem, com data de terça-feira (3), registra 9.004 mortes causadas pelo vírus, que, desde o último balanço, matou mais dez pessoas na Guiné, elevando o balanço do país para 1.957 mortos, e mais 15 em Serra Leoa, onde o número de mortos subiu para 3.301. Na Libéria, o último registro, de domingo (1º), totaliza 3.746 mortos. Não houve atualização dos dados. O declínio no número de novos casos nas últimas semanas gerou otimismo na comunidade internacional, que se mobilizou na luta contra o surto, principalmente quanto à necessidade de procedimentos mais seguros durante o enterro de pessoas mortas pela doença, um dos mais fortes foco de contaminação. Os novos casos revelam que esses conselhos dificilmente são seguidos, com consequências dramáticas. Na Guiné, por exemplo, o enterro de uma pessoa vítima do ebola resultou na contaminação de outras 11 em região próxima da Costa do Marfim.

Comente agora
06
Fev
SUS vai oferecer teste oral de HIV em toda a rede pública este ano
Postado por: Anacley Souza / 20:12h

O teste oral para detectar HIV passará a estar disponível em toda a rede pública ainda este ano, de acordo com anúncio feito pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (6). A pasta já começou a distribuir o novo teste para os estados. Até então, o teste rápido, que dá o resultado em apenas 30 minutos, estava sendo oferecido por 60 ONGs no projeto piloto Viva Melhor Sabendo. Os exames eram feitos em bares, parques e outros locais onde se concentram populações-chave, como homens que fazem sexo com homens, transexuais, usuários de droga e profissionais do sexo. Segundo o Ministério da Saúde, 14 mil pessoas já fizeram o teste oral, dos quais 381 receberam diagnóstico positivo. Dos que se submeteram ao teste rápido, 43% nunca tinha feito nenhum teste de HIV antes. A coleta para o exame é feita com uma haste que extai fluido da gengiva e da bochecha. Além da rapidez do resultado, o teste tem a vantagem de não precisar de uma infraestrutura laboratorial. (Coluna Bem Estar)

Comente agora
06
Fev
Defensoria Pública em Santo Antônio de Jesus cria ação para conserto de elevadores de hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:28h

A Defensoria Pública da Bahia em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, protocolou uma Ação Civil Pública (ACP) para obrigar o estado da Bahia a consertar quatro elevadores do Hospital Regional do município. O problema, considerado como “estrutural”, existe desde 2010 e compromete o atendimento a pacientes e a circulação de funcionários. De acordo com o laudo técnico, o conserto dos quatro elevadores sairia no valor de R$ 180 mil, cada um por R$ 45 mil. Até então, não foram liberados recursos para a reforma. “A presente demanda tem por finalidade a condenação do estado da Bahia para o conserto definitivo dos quatro elevadores do HRSAJ, hospital público da rede SUS, que faz atendimentos de baixa, média e alta complexidade. Por isso mesmo esta situação não deve continuar”, opinou o defensor Maurício Moitinho. Segundo o Bahia Notícias, o prédio em que a unidade hospitalar está instalada tem quatro andares, e os elevadores têm problemas desde a sua construção. Os pacientes precisam ser transferidos para salas de cirurgia e para a UTI pelas escadas, em cadeiras de rodas ou macas improvisadas. O lixo hospitalar também é retirado do prédio pelas mesmas escadas em que os pacientes e funcionários circulam. De acordo com a administração do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, “o contrato celebrado com o Estado da Bahia estabelece a obrigação de o Estado fornecer a estrutura física adequada, bem como equipamentos em perfeito estado de funcionamento, responsabilizando-se a organização social pela manutenção preventiva e corretiva”.

Comente agora
06
Fev
Diabetes tipo 1 é mais fatal para mulheres do que para homens
Postado por: Anacley Souza / 18:22h

Mulheres com diabetes tipo 1 têm 37% maior probabilidade de morrer do que homens com a mesma doença. A conclusão é de uma revisão de 26 estudos publicada no periódico The Lancet Diabetes & Endocrinology. Pesquisadores avaliaram dados de mais de 200.000 pessoas com diabetes tipo 1 de 1966 a 2014. Eles descobriram que as mulheres têm duas vezes mais risco de falecer por infarto, 37% por derrame e 44% por doenças renais. No compilado de todas as causas, a probabilidade de morrer é 37% maior entre elas. Para os autores da pesquisa, dificuldades em controlar o índice glicêmico e administrar a insulina, mais comuns no sexo feminino, podem contribuir para a elevação das mortes por doenças vasculares. “Essa diferença marcante entre os gêneros pode ter profundas implicações no tratamento de mulheres”, afirma a líder do estudo, Rachel Huxley, professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Queensland, na Austrália. Rachel ressalta que recentemente as associações americanas do coração e do diabetes concluíram que as diferenças étnicas precisam ser mais pesquisadas para prevenir doenças cardiovasculares entre diabéticos tipo 1. “Nós defendemos que as diferenças entre os sexos também sejam mais investigadas”, afirma.

Comente agora
06
Fev
Corrida demais é tão prejudicial quanto exercício nenhum, diz estudo
Postado por: Samile Macêdo / 15:59h

Pesquisadores do Hospital Frederiksberg, em Copenhague, estudaram voluntários - todos saudáveis - ao longo de 12 anos: mais de mil praticavam corrida, ao passo que quase 4 mil não praticavam exercícios. As menores taxas de mortalidade couberam aos praticantes de corrida a ritmo leve e moderado; já os que praticavam corridas intensas não registraram estatísticas muito diferentes das do grupo sedentário. Quem correu a um ritmo constante durante menos de duas horas e meia por semana teve menos chances de morrer no período. Já os que correram mais do que quatro horas por semana ou não fizeram exercício nenhum registraram o maior número de mortes.

A corrida ideal - Os cientistas analisaram questionários preenchidos pelos voluntários que participaram da pesquisa. A partir das respostas, eles concluíram que o ritmo ideal de corrida é cerca de oito quilômetros por hora - moderado. Além disso, eles concluíram que é melhor não correr mais do que três vezes por semana, por um total de até 2,5 horas. As pessoas que praticavam corridas mais intensas - particularmente aqueles que corriam mais de três vezes por semana ou a um ritmo mais forte do que 11 quilômetros por hora - tinham as mesmas chances de morrer que aquelas que não praticavam exercício.

Comente agora
06
Fev
Doença desconhecida tem deixado crianças e jovens dos EUA paralisados
Postado por: Samile Macêdo / 13:50h

Mais de cem crianças e jovens dos Estados Unidos apresentaram, nos últimos seis meses, casos de paralisia repentina e sem motivo aparente. De acordo com a BBC Brasil, após realização de exames de ressonância magnética nos pacientes, foi detectada uma inflamação na massa cinzenta do cérebro. Apesar da investigação, realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), em Atlanta, ainda não há conclusões sobre o problema que causa debilidade repentina em extremidades do corpo e perda da mobilidade. Há a possibilidade de relação da doença, chamada de mielite flácida aguda pelos especialistas, com um surto de enterovírus que ocorreu nos EUA em agosto, quando os primeiros casos foram registrados. As crianças afetadas pelo surto tinham em média 7 anos de idade, mas todas já foram enviadas para casa e realizam terapia de reabilitação. 

Comente agora
06
Fev
Novo teste rápido para HIV e sífilis é aprovado pela Anvisa
Postado por: Samile Macêdo / 12:23h

Um novo teste rápido para diagnóstico de HIV e sífilis recebeu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nesta quinta-feira (5). Fornecido pelo Instituto de Tecnologia e Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o DPP HIV/Sífilis apresenta resultados precisos em até 20 minutos, segundo o instituto, por meio da análise de uma gota de sangue, soro ou plasma. Como um teste de triagem, o passo seguinte à detecção de alguma das doenças é o encaminhamento do paciente para um exame confirmatório. Em 2014, a unidade entregou 5,84 milhões de resultados positivos ao Ministério da Saúde. (BN)

Comente agora
05
Fev
Anvisa aprova novas regras para pesquisa clínica no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 21:01h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira novas regras para a pesquisa clínica no país. A resolução, que deverá ser publicada nas próximas duas semanas, fixa um prazo máximo para avaliação de propostas de estudos multicêntricos, isto é, controlados e executados por diversas instituições. Se em 90 dias a equipe da agência não analisar a proposta, ela será automaticamente aprovada. Esse tipo de estudo, feito simultaneamente em vários centros de pesquisa no mundo e com pacientes voluntários, responde por cerca de 60% dos pedidos de análise recebidos pela agência. A expectativa é a de que a mudança traga maior agilidade nas análises dos pedidos apresentados na agência. As novas regras terão aplicação imediata. Para estudos de maior risco, que envolvem produtos biológicos e desenvolvidos no Brasil, o prazo é de 180 dias. Nesse caso, se o prazo expirar, a aprovação não será automática. "É uma meta a ser seguida", disse o diretor da Anvisa, José Moutinho. "Nas pesquisas multicêntricas, geralmente já existe uma aprovação de alguma outra agência regulatória. No caso dos estudos iniciados aqui, temos de partir do início, daí o maior cuidado." A nova regra também determina que o pedido encaminhado para a agência tenha o formato de um dossiê completo, com previsão de todos os estudos que poderão ser desenvolvidos com determinada substância.

Comente agora
05
Fev
Sambar de salto alto no Carnaval pode causar lesões nos pés e joelhos
Postado por: Anacley Souza / 18:53h

Sambar bem e de salto alto não é para qualquer um. Que a dança fica mais bonita e graciosa também ninguém duvida, mas é importante ficar atento, pois os excessos podem provocar lesões inesperadas nos pés e nos joelhos. Segundo o ortopedista do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo, Dr. Antonio Alexandre Faria, o uso do calçado com salto alto por muito tempo força a mudança da biomecânica dos membros inferiores. Dessa forma, dançar com esse tipo de acessório pode causar dores, principalmente na região anterior dos joelhos. As lesões, de acordo com o ortopedista, podem ser traumáticas como, por exemplo, entorses de tornozelo e joelho, quedas de solo etc. Contudo, também podem ser atraumáticas como dor na região anterior dos joelhos, fascite plantar, sesamoidite, etc. “As lesões atraumáticas são as que ocorrem por esforço repetitivo utilizando o calçado inadequado, no caso o salto alto”, afirma o médico. Cada pessoa tem determinada sensibilidade ao calçado, por isso o tempo correto de uso é diferente para cada caso. “O ideal é deixar de utilizar o salto a partir do momento que começar a sentir dor”, declara o especialista. Além disso, cada uma das lesões tem seu exame específico. Ao perceber, qualquer alteração ou desconforto, procure um especialista. Ninguém precisa deixar de usar salto neste carnaval, é um belo adereço e faz parte do figurino de muitas passistas. O ortopedista apenas recomenda ter cuidado para evitar quedas ao solo e torções. “É bom evitar também os exageros. Se for sambar à noite com este tipo de calçado, evitá-lo durante o dia”, finaliza.

Comente agora
05
Fev
Anvisa suspende venda de 5 lotes do anticoncepcional Yaz, da Bayer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:17h

A Anvisa divulgou, nesta quinta-feira (5), a suspensão de cinco lotes do anticoncepcional Yaz (drosperinona + clatrato de etinilestradiol betaciclodextrina), 3 mg + 0,02mg, 24 comprimidos revestidos, produzido pela farmacêutica Bayer. A suspensão refere-se à distribuição, venda e uso dos produtos dos seguintes lotes: BS01A9H, BS01A70, BS01AA5, BS01AA6 e BS01AK9. O motivo da suspensão é uma marcação incorreta do prazo de validade nos lotes. A empresa já tinha feito um comunicado de recolhimento voluntário dos produtos. "Trata-se de uma medida preventiva, em face da averiguação de desvio na produção dos respectivos lotes do medicamento Yaz, exclusivamente relacionado à gravação de dados variáveis em suas embalagens: gravação da data de validade como sendo de três anos, quando o registro vigente do medicamento perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prevê validade de dois anos", afirmou a empresa, em nota. A empresa informa ainda que os lotes são de fabricação recente, a partir de outubro de 2014, e que por isso desvio "não implica qualquer risco iminente de segurança para as pacientes". Segundo a Bayer, um pedido para estender o prazo de validade do produto para 3 anos está sob apreciação da Anvisa.

Gel antisséptico e seringa

A Anvisa também anunciou nesta quinta-feira a suspensão de um lote do gel antisséptico Hygipart, frasco de 500 ml/440g, fabricado pela empresa Kelldrin. O lote suspenso é o 1574 e o motivo da suspensão é um "resultado insatisfatório no teste de teor de álcool etílico". Por e-mail, a empresa Kelldrin informou que todos os produtos do lote foram "recolhidos e documentados perante a Anvisa".

Comente agora
05
Fev
Cardiologistas alertam para o perigo da mistura de álcool com energético
Postado por: Samile Macêdo / 16:04h

A mistura de bebidas alcoólicas com energéticos pode acarretar perigos para os usuários e atrapalhar o carnaval de muita gente, alerta o vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Ricardo Mourilhe. Segundo ele, os energéticos são ricos em cafeína e taurina, que são “potentes estimulantes - assim como o álcool -, e podem induzir ao aumento da pressão arterial, à arritmia". Uma doença cardíaca pré-existente pode ser agravada, e se o usuário tem uma doença incipiente, ainda não manifestada, ela pode ser potencializada por causa do uso dessas substâncias, disse Mourilhe. O cardiologista explicou à Agência Brasil que se o consumidor tem pressão arterial já elevada e toma estimulante misturado com álcool, a pressão sobe mais ainda, e isso pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC). Pessoas de qualquer idade estão sujeitas a esses perigos, mas Mourilhe explicou que, nos jovens, o risco da combinação álcool e energético é maior porque “o jovem, em geral, faz uso dessas substâncias em quantidade muito maior. Se ele tem, por exemplo, a doença não diagnosticada, não conhecida, o risco dele acaba sendo maior por esse motivo. Normalmente, a pessoa mais velha tende a se cuidar mais e se policia”. O jovem, ao contrário, mesmo que tenha algum problema, costuma relaxar mais e ignorar os perigos, apontou. 

Comente agora
05
Fev
Oito bons motivos para você beijar mais
Postado por: Samile Macêdo / 13:01h

Que beijo é uma delícia, todo mundo já sabe, mas e os benefícios que ele traz para a saúde, você conhece? Esse gesto de carinho - quando praticado com amor e cumplicidade - pode desencadear reações no corpo todo, produzindo bem-estar, confiança e unindo ainda mais o casal. "A boca tem o mesmo número de terminações nervosas que a glande do pênis e o clitóris e, por isso, também é um canal de prazer", conta o ginecologista e sexólogo Amaury Mendes Junior, do ambulatório de sexologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conheça os benefícios dessa demonstração de afeto.

Melhora a circulação - A excitação que acontece durante um beijo provoca uma vasodilatação no corpo todo. A abertura dos vasos, juntamente com a aceleração da frequência cardíaca, contribui para o aumento da quantidade de sangue oferecida aos tecidos. "Essa intensificação da circulação nutre as células e até ameniza dores no corpo, como a enxaqueca e a dor de cabeça", explica Amaury Mendes.

Previne e ameniza rugas - Um beijo apaixonado e cheio de cumplicidade movimenta 29 músculos da língua e do rosto. O gesto cheio de boas emoções, além de gastar calorias, funciona como uma ginástica facial. "Beijar combate a flacidez e a movimentação aumenta a circulação sanguínea no rosto, nutrindo as células e evitando o envelhecimento precoce e as rugas", explica o sexólogo Amaury. 

Comente agora
05
Fev
Ovo "descozido" pode diminuir preço de remédios contra o câncer
Postado por: Samile Macêdo / 12:15h

Parece uma pesquisa besta que faria as pessoas reagirem com um desanimado "legal", mas químicos da Universidade da California, em Irvine, descobriram uma forma de "descozinhar" clara de ovos - voltar da forma sólida para a forma líquida - e o processo por trás da inovação promete diminuir o preço da produção de remédios contra o câncer e outras drogas caras. O ato de "descozinhar" um ovo que ficou 20 minutos em água quente é só uma maneira divertida de mostrar quão poderoso esse processo pode ser. De uma forma mais prática, significa que cientistas podem usar e reciclar proteínas moleculares que tendem a se transformar em pequenas formas e estruturas que as tornam inúteis quando produzidas. Ou seja, muitas das vezes as proteínas que cientistas produzem em laboratório terminam como ovo cozido, quando eles precisam que elas sejam líquidas como ovos crus.

O novo processo soa um pouco complicado: Este novo método leva apenas algumas minutos para desembaraçar as proteínas sólidas, enquanto métodos mais antigos e mais caros podem levar até quatro dias. Esse processo mais rápido pode simplificar e agilizar a produção de muitas proteínas que muitos remédios para câncer precisam, permitindo que elas sejam recicladas de matérias-primas mais simples. E se empresas farmacêuticas forem capazes de produzir estes remédios de forma mais barata e rápida, existe a esperança de que a nova descoberta signifique remédios de tratamento contra o câncer mais baratos. (MSN)

Comente agora
05
Fev
Confira sete dicas para prevenir quedas em idosos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:23h

As quedas constituem a primeira causa de acidentes na população com idade superior a 60 anos. Suas consequências podem causar ainda mais incapacidade, uma vez que este idoso será hospitalizado e cerca de 10% de sua massa muscular pode ser perdida por dia de hospitalização. Tendo em vista este cenário, a melhor alternativa é prevenir um evento que é comum, mas de graves danos, na população idosa:

  1. Enquanto caminhar preste bastante atenção nesta tarefa, evite se distrair mais do que o necessário;
  2. Procure se assegurar com seu médico sobre os efeitos das medicações que você está tomando, pois algumas podem favorecer a queda;
  3. Realize atividades físicas compatíveis com seu estilo de vida e segundo sua aptidão física;
  4. Caso sinta tontura enquanto está em local público ou em casa, sente em um local seguro e peça ajuda caso necessário; Continue lendo esta matéria em www.euvaldorosa.com.br
Comente agora
04
Fev
Nova edição do Mais Médicos apresenta recorde de inscrições de profissionais
Postado por: Anacley Souza / 19:55h

A nova edição do Mais Médicos apresentou recorde de inscrições de profissionais. O Ministério da Saúde registrou 15.747 pessoas interessadas em participar do programa. Elas vão disputar 4.146 vagas, das quais 361 são de reposição. O maior interesse de profissionais com diploma brasileiro é resultado da fusão do programa com o Provab, outra iniciativa do governo para tentar aumentar o provimento de profissionais em áreas consideradas prioritárias. Com a mudança, todo profissional, depois de um ano no programa, tem direito a um bônus de 10% nos exames de residência. Um atrativo e tanto, em razão da alta concorrência na disputa vaga em cursos ofertados em universidades federais. O número apresentado ontem (4) pelo ministério é menor, por exemplo, do que o apresentado na primeira rodada do programa, ainda em 2013. Naquele ano, 18.450 fizeram a inscrição. Mas o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que comparações não podem ser feitas. "O banco de dados está limpo. Todos os candidatos apresentaram informações completas". Na avaliação do ministério, os números atuais são mais confiáveis. Por enquanto, a relação candidato vaga é de 3,7. Ao anunciar os números, Chioro disse ser cedo para antever se, com o aumento do interesse em profissionais brasileiros, será possível dispensar o recrutamento de médicos cubanos. "Temos de aguardar", disse. Ele avalia haver a possibilidade de parte dos profissionais desistir, principalmente em regiões mais afastadas. Nesta nova etapa, o programa foi ampliado em número de vagas e alcance: 273 cidades foram incluídas, agora totalizando 4.058 a lista de localidades beneficiadas, além de 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

Comente agora
04
Fev
Câncer mata ao menos 8 milhões de pessoas no mundo todos os anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:35h

No Dia Mundial de Comate ao Câncer, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta (04.02) que a doença registra, anualmente, 14 milhões de novos casos e 8 milhões de mortes em todo o mundo. A maioria das óbitos – cerca de 60% –, segundo os dados, são identificados na África, Ásia e na América do Sul. “A OMS está trabalhando em conjunto com todos os países para construir soluções que reduzam as mortes prematuras provocadas pelo câncer por meio de um esforço global para diminuir em 25% as mortes prematuras provocadas por doenças crônicas não transmissíveis até 2025”, informou a OMS. Análise feita pela organização mostra que o número de novos casos de câncer deve aumentar em 70%, nas próximas duas décadas, em todo o mundo, passando de 14 milhões para 22 milhões. Entre homens, os cinco tipos mais comuns da doença são pulmão, próstata, colorretal, estômago e fígado. Entre as mulheres, os principais tipos são mama, colorretal, pulmão, cérvix e estômago. De acordo com a OMS, um terço das mortes por câncer são resultado de cinco riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e verduras, falta de atividade física, uso do tabaco e consumo de álcool. O tabaco aparece como o principal fator de risco para câncer, uma vez que responde por cerca de 30% das mortes pela doença e por 70% das mortes por câncer de pulmão em todo o mundo.

Comente agora
04
Fev
Ministério da Saúde anuncia 4 mil novas vagas para o Mais Médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:59h

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (4) que abrirá 4.146 novas vagas no programa Mais Médicos em 2015 para atender 1294 municípios. Destes, 273 aderiram ao programa pela primeira vez. Além disso, 12 distritos indígenas serão contemplados com os novos profissionais. A região Nordeste será a mais contemplada com as novas contratações, com 1.784 vagas, seguida pelo Sudeste (520), Norte (395) e Centro-Oeste (393). De acordo com o Ministério da Saúde, 15.747 médicos brasileiros se inscreveram para disputar as novas vagas. Eles têm até esta quinta-feira (5) para escolher até 4 cidades em que pretendem atuar no Mais Médicos. Segundo o ministro da Saúde Arthur Chioro, profissionais estrangeiros só serão contratados caso alguma vaga não seja preenchida por brasileiros. "Nós vamos saber até amanhã [quinta] quantas dessas inscrições de médicos se confirmam antes de esgotar o ciclo dos brasileiros. Nós teremos três chamadas de médico brasileiros para depois passar para os médicos brasileiros formados no exterior e só depois, se ainda sobrar uma vaga, médicos estrangeiros. E por fim os médicos cubanos pelo acordo de cooperação com a Organização Pan-americana", informou Chioro. 

Comente agora
04
Fev
Câncer mata ao menos 8 milhões de pessoas no mundo todos os anos
Postado por: Samile Macêdo / 14:53h

No Dia Mundial de Comate ao Câncer, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta (04.02) que a doença registra, anualmente, 14 milhões de novos casos e 8 milhões de mortes em todo o mundo. A maioria das óbitos – cerca de 60% –, segundo os dados, são identificados na África, Ásia e na América do Sul. “A OMS está trabalhando em conjunto com todos os países para construir soluções que reduzam as mortes prematuras provocadas pelo câncer por meio de um esforço global para diminuir em 25% as mortes prematuras provocadas por doenças crônicas não transmissíveis até 2025”, informou a OMS. Análise feita pela organização mostra que o número de novos casos de câncer deve aumentar em 70%, nas próximas duas décadas, em todo o mundo, passando de 14 milhões para 22 milhões. Entre homens, os cinco tipos mais comuns da doença são pulmão, próstata, colorretal, estômago e fígado. Entre as mulheres, os principais tipos são mama, colorretal, pulmão, cérvix e estômago. De acordo com a OMS, um terço das mortes por câncer são resultado de cinco riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e verduras, falta de atividade física, uso do tabaco e consumo de álcool. O tabaco aparece como o principal fator de risco para câncer, uma vez que responde por cerca de 30% das mortes pela doença e por 70% das mortes por câncer de pulmão em todo o mundo. (Agência Brasil)

Comente agora
04
Fev
Em um ano, número de casos de dengue triplica na capital paulista
Postado por: Samile Macêdo / 14:19h

O número de casos de dengue registrados na capital paulista nas três primeiras semanas do mês de janeiro triplicou em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde. O armazenamento de água limpa, medida adotada por algumas pessoas para enfrentar a crise hídrica, foi apontado pela administração municipal como uma das razões para o crescimento dos casos. O calor também contribui para a proliferação do mosquito transmissor. De acordo com os dados da secretaria, entre 4 e 24 de janeiro, três primeiras semanas epidemiológicas do ano, foram 120 casos confirmados da doença, contra 45 no mesmo período de 2014. O número deve aumentar pois, apesar de apenas 120 casos terem sido confirmados, já foram notificados 1.304 registros de pacientes com suspeita de contaminação. Nesse ritmo, a secretaria estima que a cidade de São Paulo possa enfrentar situação crítica em 2015, com até 90 mil casos de dengue. No ano passado, quando a capital paulista já bateu recorde de casos e óbitos, foram 28.995 pacientes infectados e 14 mortes. "Estamos diante de uma crise hídrica. A população está armazenando água, mais na periferia do que no centro. Se essa água não for coberta, a possibilidade de estes reservatórios se transformarem em focos de mosquito é gigantesca", disse o secretário municipal de Comunicação, Nunzio Briguglio Filho.

Comente agora
04
Fev
Anvisa suspende fabricação e uso de bactericida
Postado por: Samile Macêdo / 13:28h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (4) no Diário Oficial da União suspendeu a fabricação e uso do bactericida Amoxicilina + Clavulanato de potássio 50mg/ml + 12,5mg/ml pó para suspensão oral, da empresa EMS S.A. De acordo com o texto, uma inspeção sanitária realizada na empresa entre 19 de janeiro e 23 de janeiro de 2015 comprovou que a fabricação do medicamento está em desacordo com seu registro na Anvisa. A agência determinou ainda que a EMS promova o recolhimento do estoque existente em mercado. A resolução entra em vigor hoje. Procurada pela Agência Brasil, a EMS informou que tomou conhecimento da publicação de recolhimento do medicamento Amoxicilina + Clavulanato de potássio 50 MG/ML + 12,5 MG/ML PO para suspensão oral e está tomando as providências necessárias. (Agência Brasil)

Comente agora
04
Fev
Refrigerante acelera envelhecimento; veja 9 males à saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:36h

Estamos tomando mais refrigerante do que nunca. Mas o que isso significa para a nossa saúde? O site do jornal britânico Daily Mail reuniu alguns dados surpreendentes sobre este dado. Confira a seguir.

1. Eles aceleram o envelhecimento 
Pessoas que bebem o equivalente a duas latas de Coca-Cola por dia podem envelhecer mais rápido, indicam pesquisadores americanos. Eles descobriram que essas pessoas têm suas células envelhecidas em até 4,6 anos. Seus telômeros, pequenas ‘capas’ que protegem o final das cadeias de DNA, parecem mais curtos.

2. Eles aumentam o desejo por açúcar 
Tomar apenas duas latas de bebidas açucaradas no mesmo dia pode alterar a percepção sobre o gosto doce, e fazer com que a pessoa deseje ainda mais açúcar.

Isso porque o doce está fortemente conectado com o sistema de recompensa no cérebro. Além disso, as bolhas também podem aumentar esta vontade, devido ao dióxido de carbono, que atua como um ácido e faz com que o prazer do sabor seja ainda mais forte. 

Comente agora
04
Fev
Ser magra é sinônimo de ser saudável? Os perigos de achar que pode exagerar na comida
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:27h

Comer de tudo e não engordar é uma vantagem que está associada principalmente ao metabolismo. Quanto mais rápido o organismo funcionar, mais rápida será a queima de calorias adquirida. Mesmo tendo a genética favorável, manter uma dieta rica em gorduras e açúcares pode ser prejudicial para a saúde mesmo para as magrinhas. E este perigo não se mede na balança. Uma alimentação desregulada pode gerar doenças como hipertensão, diabetes e dislipidemia, que representam o aumento dos níveis de gorduras como triglicerídeos ou colesterol. “essas doenças podem ser relacionadas ao excesso de peso, mas neste caso, quando a pessoa emagrece os níveis diminuem. quando um magro adquire esses problemas ela pode demorar muito para perceber”, alerta Helena Maria Simonard, professora de nutrição da pontifícia universidade católica do Paraná. O índice de massa corporal, ou IMC, que é o peso dividido pela altura ao quadrado, representa um parâmetro básico para definir se a pessoa está no peso ideal, acima ou abaixo do esperado pelos índices nutricionais. apesar disso, mesmo apresentando os valores indicados é necessário prestar atenção na dieta. “Mesmo quem está no peso adequado pode apresentar doenças que muitas vezes são associadas ao excesso de peso. isso acontece em função de uma dieta desregulada, rica em açúcares e gorduras, e a falta de exercício”, explica helena.

Ganhando peso de maneira saudável

Comente agora
04
Fev
S. A. de Jesus: Mais uma gestante tem parto complicado por falta de atendimento no Hospital Luís Argollo
Postado por: Letícia Oliveira / 10:16h

Mais uma reclamação do Hospital e Maternidade Luís Argollo chegou aos meios de comunicação de Santo Antônio de Jesus. Como já vem acontecendo, as gestantes sofrem ao procurar a unidade para terem seus filhos. A senhora Lourdes, 31 anos, residente na cidade de Engenheiro Pontes, zona rural de Laje procurou o Hospital e segundo a mesma houve demora no atendimento, porque estava sendo cogitado gravidez de risco, depois foi informada de que não havia leito para o parto e após muita conversa e espera um funcionário à conduziu para o parto pelos fundos da unidade. A gestante informou, em entrevista a Rádio Andaiá FM, que seu filho nasceu antes de entrar no centro cirúrgico e a indicação era de que fosse feita uma cesariana. Ela afirmou que passa bem, assim como o seu bebê e há previsão de alta para hoje.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
04
Fev
Incidência de câncer cresce em 20% na última década
Postado por: Letícia Oliveira / 08:48h

Hoje é o Dia Mundial do Câncer, doença que representa um problema de saúde pública mundial e cuja incidência registrou um crescimento de 20% na última década. A data é importante para alertar a população sobre os cuidados e a prevenção ao câncer, uma vez que de acordo com últimas informações do INCA, apenas para 2014, foram esperados 576 mil novos casos no Brasil. De acordo com a hematologista sócia-diretora do IHOBA (Instituto de Hematologia e Oncologia da Bahia), Dra. Karla Mota, além dos tumores sólidos, que são os de maior incidência, como o de mama e de próstata, é importante dar atenção também aos popularmente conhecidos “cânceres de sangue”, como o linfoma e a leucemia que são doenças hematológicas.  “As pessoas em geral ainda não reconhecem os sintomas muito bem, porque são sutis, o que pode levar a busca do atendimento médico em outras áreas, retardando o diagnóstico, por isso é importante educarmos a população em relação a isso”, alerta a hematologista.

Comente agora
04
Fev
Previsão para dia do parto falha em 96% dos casos, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 07:50h

Quando Penelope Chaney encontrou sua amiga Eleanor Marshall, as duas mal puderam acreditar na coincidência. Ambas haviam sido informadas por seus médicos de que a data prevista para ambos os partos era 4 de abril. Mas quais as chances de duas amigas darem à luz no mesmo dia? Antes de responder a essa questão, é preciso entender como é estimada a chamada data prevista para o parto (DPP). Na Grã-Bretanha, onde Penelope e Eleanor vivem, ela é calculada a partir da data da última menstruação – a essa, adicionam-se 280 dias, ou seja, 40 semanas. Em seguida, um ultrassom determina outra data, que é estimada ao se medir o tamanho do feto. Se essas duas datas ficarem muito distantes entre si, a do ultrassom é levada em conta. No entanto, dados do Perinatal Institute, uma ONG britânica, mostram que as DPPs quase nunca são precisas. Na verdade, apenas 4% dos bebês nascem na data estimada. Se por um lado é útil para os pais ter uma ideia de quando o bebê vai chegar, a principal função da data do parto é "definir uma métrica para o acompanhamento médico" durante a gravidez, explica o professor Jason Gardosi, do Perinatal.

Comente agora
03
Fev
Mau hálito e aftas no bebê? Pode ser estomatite
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:58h

 Se o seu bebê está com aftas e mau hálito, pode ser sinal de estomatite. Bastante comum em crianças, essa doença se caracteriza por uma inflamação na boca ou na gengiva que causa muito desconforto e dor. E, apesar do nome, não tem a ver com problemas no estômago, pois a palavra Estômato (de stoma) quer dizer boca em grego. A estomatite pode ser causada por vírus, fungos, bactérias e deficiência de vitamina C, do Complexo B e de ferro. No entanto, a causa por fungos, mais conhecida como sapinho ou candidíase oral, é a mais popular entre as crianças e costuma atingir a mucosa bucal de recém-nascidos.  Porém, apesar de ter causas bem definidas, uma higiene bucal falha pode dificultar o controle da doença. “A falta de higiene aumenta a possibilidade de bactérias. No caso da estomatite, não contribui com o aparecimento da doença, mas sim para o agravamento do quadro”, diz Anyelen Esper Pereira, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein. 

Atenção aos sintomas

Comente agora
03
Fev
Dor de cabeça, tonturas e zumbido podem estar associados à labirintite
Postado por: Samile Macêdo / 17:31h

Você sabia que a labirintite, conhecida por causar desequilíbrio corporal, ocorre em razão de uma inflamação do labirinto, localizada no ouvido interno? Dentre as suas funções, além da audição, o ouvido é responsável pelo equilíbrio do corpo. Tonturas e dores de cabeça podem estar associadas à doença. Os principais sintomas são: vertigem, dor de cabeça, zumbido, náusea, atordoamento e até mesmo vômito. E pode ocorrer após uma infecção na orelha, um resfriado. Além disso, a má alimentação, o consumo de açúcar, álcool e café em excesso podem influenciar. Para diagnosticar a labirintite, um simples exame auditivo pode não revelar o problema, por isso, de acordo com a fonoaudióloga Camila Quintino da Starkey do Brasil, líder mundial em tecnologia auditiva, a pessoa deve procurar um especialista, que fará uma avaliação otoneurológica, na qual levará em conta o histórico da pessoa, fará exames e testes auditivos e também de equilíbrio corporal. Existem tratamentos para controlar esse transtorno. “Medicamentos ajudam a amenizar os sintomas, além do mais, exercícios para reabilitação do equilíbrio e uma dieta alimentar adequada, evitando o consumo excessivo de cafeína, álcool e cigarro, além de tomar muita água auxiliam no controle da doença”, explica Camila.

Comente agora
03
Fev
Conheça o poder da melancia
Postado por: Samile Macêdo / 17:04h

A melancia não é apenas uma fruta capaz de amenizar o calor nos dias quentes de verão. A fruta é rica em vitaminas do complexo B e C; é antioxidante; fornece energia e traz muitos outros benefícios à saúde de quem a consome. Antes originária apenas nas épocas do verão, a fruta hoje está disponível para consumo ao longo do ano. Isso se dá graças ao plantio fácil da fruta, que necessita apenas de um clima quente para se desenvolver. Originária da África, ela gosta de áreas secas e solo arenoso para crescer. A melancia foi trazida por negros africanos na época da escravidão e logo se tornou uma fruta popular no Brasil. Constituída com 92% de água, ela também traz em sua fórmula carboidratos, proteínas, vitaminas A, sódio, potássio, fósforo, cálcio e ferro. Graças ao seu valor nutricional, ela é excelente para a saúde. Segundo especialistas, o suco feito com as sementes da melancia é vermífugo e diurético, evitando assim a retenção líquida no organismo. Os que seguem uma linha mais natural de tratamento, usam a sua casca na cura da erisipela, no combate e febre e infecções das vias urinárias. Além disso, pesquisas recentes garantem que a fruta também ajuda no controle da pressão alta. Mas a melancia também traz outros benefícios. Graças a grande quantidade de vitamina A que ela tem, a melancia ajuda a combater processos inflamatórios sendo excelente no auxílio do combate de processos inflamatórios no pulmão. Para manter a dose que organismo necessita da vitamina A, dizem os especialistas, basta apenas uma fatia média da fruta por dia. 

Comente agora
03
Fev
50 benefícios surpreendentes do mamão papaia para a beleza e a saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:15h

Assim como todas as frutas, o mamão papaia (ou papaya) é rico em macro e micronutrientes, como vitaminas, sais minerais, fibras, e carboidratos, sendo inclusive considerado uma planta medicinal, por conter substâncias bio-ativas terapêuticas estudadas e utilizadas há muito tempo como tratamento para diversas condições orgânicas. Entre seus muitos benefícios, pode-se apontar o fato de ser uma fonte riquíssima de vitamina C – o mamão papaia possui 10 vezes mais vitamina C que a laranja. Ainda, é rico em vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, além de conter betacarotenos, serotonina, carpaína e papaína, uma enzima digestiva que ajuda a regulação de desordens digestivas, além de ter propriedades anti-inflamatórias. A carpaína, também presente no mamão papaia, é um alcaloide que facilita a digestão de carne e outros alimentos pesados. Ao mesmo tempo, a grande quantidade de fibras solúveis presentes no mamão ajuda a reduzir o colesterol, enquanto o betacaroteno combate os radicais livres – retardando o processo de envelhecimento. E, o melhor, tudo isso com apenas 39 calorias a cada 100 gramas!

Além de ser usado na alimentação, o mamão também é muito utilizado em estética, em cremes, máscaras, xampus, etc. A seguir, descubra de que formas ele pode ser um grande aliado da beleza.

Benefícios do mamão papaia para cabelos e pele

Comente agora
03
Fev
Mastologista do IMDI, Dr. Luciano Ramos tira dúvidas sobre Nódulos nas mamas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:40h

Um nódulo na mama é um crescimento de tecido que se desenvolve dentro de seu peito. Pode ser descrito como uma massa, um inchaço ou um aumento na espessura do seio.

Um nódulo na mama pode variar na forma e tamanho. Você pode notar:

  • Um nódulo distinto com fronteiras definidas
  • Uma área um pouco mais proeminente em seu peito que é diferente do tecido mamário circundante
  • Outras alterações da mama, tais como vermelhidão, ondulações sulcos da pele
  • Um peito que é visivelmente maior do que o outro (assimetria de mama)
  • Alterações nos mamilos, como um mamilo que é puxado para dentro (inversão do mamilo) ou uma secreção que sai do mamilo
  • Dor na mama ou sensibilidade.

Encontrar um nódulo na mama pode causar apreensão e ser assustador. No entanto, é importante lembrar que a maioria dos nódulos da mama não são cancerosos, mas sim benignos. Apesar disso, um nódulo na mama também pode ser um sinal de câncer, por isso você deve sempre procurar uma avaliação médica diante de todas as protuberâncias ou inchaços que encontrar em seus seios. O tecido da mama varia de consistência, com a parte superior externa do seio mais firme e as partes internas e inferiores um pouco mais suaves. Os seios podem se tornar mais sensíveis ou irregulares durante a menstruação e tendem a ficar menos densos à medida que envelhecem. É importante estar familiarizado com a forma como os seus seios normalmente são, facilitando assim perceber qualquer mudança. Você deve relatar quaisquer alterações ou preocupações na consulta médica. Leia mais em www.imdimed.com.br

 

Comente agora
03
Fev
Dieta sem lactose não é a mais indicada para quem quer emagrecer, afirmam especialistas
Postado por: Samile Macêdo / 15:06h

A dieta sem lactose consiste em deixar de ingerir o leite e seus derivados, mesmo que as pessoas não tenham intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Cortar estes alimentos teoricamente contribuiria para a perda de peso, pois de acordo com alguns profissionais de saúde, a proteína do leite leva ao ganho de peso e a bebida ainda causaria inflamações que favorecem o sobrepeso e a obesidade. Porém, conversamos com nutricionistas e nutrólogos que defendem que o leite e seus derivados proporcionam uma série de benefícios para a saúde de quem não tem restrições ao alimento e ainda ajuda a emagrecer. Confira os problemas da dieta sem lactose e entenda por que o alimento é tão importante para uma dieta balanceada.

O método emagrece? - O argumento dos profissionais que defendem a dieta é que a lactose e a proteína do leite contribuem para o ganho de peso. Contudo, não existe relação entre o leite e os seus derivados e o sobrepeso ou obesidade. "O que acontece é que quando você retira esses alimentos provavelmente irá diminuir as calorias ingeridas e se elas não forem substituídas a pessoa consome menos e irá emagrecer", explica o nutrólgo Roberto Navarro. Além de não engordar, o leite pode ajudar a emagrecer, especialmente as versões desnatadas e semi-desnatadas. "Estudos apontam que o cálcio, presente em grandes quantidades no leite e derivados, pode impedir um pouco a agregação de gordura e estimular a sua queima", diz a nutricionista Mariana del Bosco. O alimento também proporciona saciedade. "Uma pesquisa cita que a proteína e a gordura saturada do leite tem um efeito maior na saciedade. O estudo observou que pessoas que fazem dieta e não retiram o leite ficam saciadas por mais tempo do que aquelas que deixam de ingerir o alimento", observa Navarro. 

Comente agora
03
Fev
Só 2 minutos de exercícios intensos ajudam a queimar gordura
Postado por: Samile Macêdo / 12:50h

Já ouviu falar no High Intensity Training (Treino de Alta Intensidade)? A proposta indica que dois minutos de exercícios intensos por dia podem fazer grande diferença. O Fast Exercise (Exercício Rápido), proposto pelo médico Michael Mosley, segue essa ideia e afirma que os benefícios incluem melhor condição aeróbica, resistência e redução da gordura corporal. Confira como colocar em prática, com dados do jornal Daily Mail. Existem dois tipos de Exercício Rápido: O Fast Fitness (Fitness Rápido) consiste em exercícios cardiovasculares, como pular corda, correr, subir escadas, pedalar, que se destinam a melhorar o coração e a saúde em geral. O Fast Strength (Força Rápida) envolve atividades de resistência muscular usando o peso do corpo, sem aparelhos de academia, como agachamento e polichinelo, fortalecendo os músculos, tonificando o corpo e ajudando na postura. O objetivo é fazer, em curtos espaços de tempo, grande esforço, acrescentando períodos de descanso, em que se continua fazendo o mesmo exercício, mas de maneira mais suave e lenta.

Comente agora
03
Fev
Cardiologista dá dicas de como Corrigir o fator de risco do colesterol
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:40h
As gorduras saturadas são a principal causa da elevação dos níveis sangüíneos de Colesterol. A principal fonte dessas gorduras vem dos animais e de certas plantas. Recomenda-se não ingerir mais do que 200 mg por dia de Colesterol e não mais do que 30 % da ingestão de calorias por dia oriundas de gorduras, com menos de 7% vindo de gorduras saturadas. Aí se incluem carne de gado, gordura de gado, porco, sebo, manteiga, nata, leite, queijo e outros alimentos derivados do leite. São todos alimentos que contêm colesterol e gorduras saturadas. Das gorduras de plantas estão incluídas o gordura de coco, azeites tropicais, manteiga de cacau.
Gorduras hidrogenadas
A hidrogenação das gorduras ocorre durante o seu preparo industrial, o que acontece, por exemplo, com a margarina.
Gorduras não saturadas (Poli e Mono)
São geralmente encontradas em gorduras líquidas obtidas de vegetais.
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com