As comentadas


Bom dia , Segunda-feira, 06/07/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

07
Abr
Qual pílula anticoncepcional você usa? Especialista esclarece como cada uma funciona
Postado por: Anacley Souza / 20:53h

As pílulas anticoncepcionais são um dos métodos preferidos das mulheres na hora de se prevenirem contra a gravidez. Existem diversos tipos diferentes e o que faz bem para uma pessoa nem sempre faz bem para outra. Os efeitos variam especialmente por causa dos hormônios. “Pílulas anticoncepcionais são medicamentos compostos por hormônios sintéticos parecidos com os hormônios naturais estrogênio e progesterona, produzidos pelos ovários”, explica a ginecologista Marilda Plácido, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). Existe uma quantidade enorme de pílulas, muitas similares entre si, com a mesma composição, mas de laboratórios diferentes e com preços que também variam, e existem também medicamentos genéricos. Mas como agem no corpo Yasmin, Diane 35, Selene e outras marcas usadas pelas mulheres? Listamos algumas das pílulas mais conhecidas e a ginecologista falou um pouco sobre cada uma delas. Confira:

  1. Diane 35: Melhora a acne e o excesso de pelos. É uma cartela com 21 comprimidos e sete dias de intervalo.
  2. Elani Ciclo: Possui um tipo de progestágeno que se aproxima muito do natural, por isso tem menos efeitos colaterais. Também ajuda a melhorar acne e excesso de pelos. É uma cartela com 21 comprimidos e sete dias de intervalo.
  3. Yasmin: Assim como a Elani Ciclo, possui progestágeno que se aproxima do natural e tem menos efeitos colaterais. Também é uma cartela com 21 comprimidos e sete dias de intervalo.
  4. Yas: Possui menos estrógeno na composição. A cartela tem 24 comprimidos e são quatro dias de intervalo.
  5. Selene: Tem a mesma composição e efeitos que a pílula Diane. É uma cartela com 21 comprimidos e sete dias de intervalo.
  6. Siblima: A dosagem de estrógeno é menor, por isso são mais comprimidos. A cartela vem com 24 e são 4 dias de intervalo.
  7. Diminut: Possui uma dosagem hormonal mais baixa. É uma cartela com 21 comprimidos e sete dias de intervalo.
  8. Mercilon: É uma cartela com 28 comprimidos de uso contínuo e a mulher não menstrua. A dosagem de estrógeno é mais baixa.
  9. Tamisa: Tem a mesma composição que a Siblima. A dosagem de estrógeno pode ser de 20 ou 30, dependendo da resposta da paciente. Quando a dose é muito baixa, algumas pessoas apresentam sangramento, por isso precisa aumentar. É uma cartela com 21 comprimidos e sete dias de intervalo.
  10. Cerazette: Não é uma pílula combinada, possui apenas progestágeno. Ideal para quem tem risco de tromboembolia, como as fumantes. É de uso contínuo, a cartela tem 28 comprimidos e a pessoa não menstrua.
  11. Allestra 20 ou 30 : Assim como a Tamisa, possui dosagens diferentes de estrógeno, dependendo do caso de cada paciente. É uma cartela com 21 comprimidos e sete dias de intervalo.
Comente agora
07
Abr
Pesquisadores afirmam que maconha pode ter capacidade de matar o câncer
Postado por: Samile Macêdo / 17:27h

Sem querer, um grupo de agentes federais do governo americano descobriu uma característica da maconha que pode mudar os rumos da medicina mundial. Por meio de uma pesquisa para identificar o valor medicinal da erva, os pesquisadores identificaram que a cannabis pode ter poder suficiente para eliminar células cancerígenas. O estudo foi conduzido por cientistas da Universidade St. George, de Londres, e identificou que os dois canabinóides encontrados na maconha, o tetraidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), são capazes de enfraquecer as células que causam câncer, fazendo com elas sejam mais susceptíveis ao tratamento de radiação. (Metro1)

Comente agora
07
Abr
F. de Santana: Com quatro meses de repasses atrasados, Hospital Estadual da Criança pode suspender atividades
Postado por: Samile Macêdo / 17:11h

O Hospital Estadual da Criança (HEC) de Feira de Santana pode suspender suas atividades pelo atraso de repasses de R$ 22.174.240,00, referente às faturas do governo do estado dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Devido ao atraso, o hospital está com os estoques de alimentos, materiais médicos hospitalares e medicamentos reduzidos. A assessoria do hospital estima que as provisões durem até esta sexta-feira (10). A falta de repasses já ocasionou a suspensão das cirurgias eletivas e, a partir desta terça-feira (7), também estão suspensas as marcações de consultas. Além disso, há o risco de que na próxima segunda-feira (13) as atividades ambulatoriais também parem de funcionar. A emergência do hospital estará aberta apenas para pacientes com risco iminente de vida, seguindo o sistema de classificação de risco adotado pela unidade hospitalar. O atraso também compromete o pagamento dos salários de médicos e funcionários. (BN)

Comente agora
07
Abr
20% dos servidores de 3 secretarias correm o risco de ficar sem salários
Postado por: Samile Macêdo / 15:12h

Se não se recadastrarem até a próxima segunda-feira, 13 de abril, cerca de 20% dos servidores públicos ativos ocupantes de cargos efetivos nas secretarias da Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP) poderão ter suspenso o pagamento dos seus vencimentos. A suspensão será mantida até que a situação dos servidores não recadastrados seja regularizada. Até agora, 80% dos servidores destes órgãos responderam ao formulário disponível no Portal do Servidor.

-- Passo a passo do recadastramento (em PDF)
-- Tire suas dúvidas (em PDF)
-- Faça o seu recadastrramento

Devem se recadastrar servidores que estiverem em atividade nos órgãos contemplados nesta primeira fase do recadastramento, inclusive aqueles contratados como cargo comissionado ou em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e também os que estejam em situação de férias; licença médica, licença prêmio, licença maternidade e outras licenças; à disposição de órgãos dos três poderes (com ou sem ônus); em exercício de mandato eletivo; respondendo a processo administrativo; em readaptação funcional, além de residentes; estagiários e menores aprendizes. 

Comente agora
07
Abr
Secretário estadual de Saúde fala sobre ações; HGE receberá 200 novos leitos
Postado por: Samile Macêdo / 14:08h

Na manhã desta terça-feira (07), o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, esteve no programa Que Venha o Povo – QVP em entrevista com o apresentador Casemiro Neto para esclarecer sobre algumas ações que serão realizadas em algumas unidades de saúde. Questionado sobre o Hospital Roberto Santos – HRS, o secretário ressaltou que a unidade é o maior complexo hospitalar do norte-nordeste. “O hospital é um dos principais da cidade e precisa de uma intervenção da Secretaria de Saúde. Vamos fazer um novo Roberto Santos”, disse. Fábio também esclareceu que a unidade passa por um problema de infraestrutura e atendimento, mas que desde que assumiu a secretaria foram criados planos de ações para esse problema. “O problema do setor de saúde não existe somente no Roberto Santos, mas também no Hospital Geral do Estado, e em outros na Bahia. A princípio, para tentar amenizar os problemas nessas unidades serão entregues 200 novos leitos no HGE, e 20 leitos para o Roberto Santos. Vamos reforçar a melhoria em infraestrutura e atendimento não só nesses hospitais, mas em vários outros hospitais e postos de saúde da capital e interior”, afirmou. (Aratu)

Comente agora
07
Abr
Médicos e entidades de saúde fazem ato em defesa de recursos para o SUS
Postado por: Samile Macêdo / 13:11h

Cerca de 250 pessoas, segundo a Polícia Militar, saíram em marcha por volta das 10 horas desta terça (07.04) em Caminhada Cívica, coordenada pela Frente Democrática em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O movimento que conta com o apoio da Associação Paulista de Medicina e de outras entidades médicas e civis tem por objetivo protestar contra a precariedade do SUS, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Os manifestantes deixaram a Rua Francisca Michelina, na Bela Vista, rumo à Praça da Sé, causando interdição no trânsito da Rua Maria Paula com reflexos nas vias próximas à Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e no acesso ao bairro da Liberdade e Avenida 23 de Maio. Por volta das 12h, os participantes pretendem dar um abraço simbólico na Catedral da Sé e soltar 3 mil balões com a inscrição SOS SUS, encerrando o ato, com um minuto de silêncio. Entre os participantes estão lideranças dos médicos, dentistas, enfermeiros, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, da classe política, sindical e de profissionais da área de higiene pública. “A qualidade no atendimento do SUS é muito pobre diante das necessidades da população, e o grande responsável é a falta de financiamento à saúde”, defendeu Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina. 

Comente agora
07
Abr
Alterações funcionais benignas das mamas (AFBM); Mastologista fala sobre o assunto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:00h

As AFBM caracterizam-se por dar o espessamento mamário, geralmente com reforço pré-menstrual cíclico. Aparecem depois da adolescência, tendem a melhorar na gestação e lactações e desaparecem na menopausa. AFBM são alterações totalmente benignas. A chance de uma mulher com dor mamária vir a ter um tumor de mama é a mesma das outras mulheres, ou seja, quem tem dor mamária não tem risco elevado de câncer. A dor mamária é comum na mulher moderna, provavelmente em decorrência de ação hormonal continuada pelos estrogênios ovarianos, em pessoas que engravidam poucas vezes e quase não amamentam. Para tratamento das AFBM deve-se evitar remédios desnecessários. Na maioria das vezes a explicação sobre o que é o quadro e transmissão de tranqüilidade e confiança é suficiente. Vale a pena evitar excesso de alimentos com cafeína no período pré-menstrual (refrigerantes tipo cola, café, chá e chocolate) e recomenda-se o uso de sutiãs largos, do tipo sutiã de esportista que fixam melhor as mamas, neste período. Casos raros de desconfronto muito intenso, que não responderam às medidas anteriormente citadas, podem merecer tratamento com medicamentos, os quais devem ser prescritos somente por médicos. Leia mais em www.imdimed.com.br

Comente agora
07
Abr
Cientistas regeneram músculos do coração através de estímulo hormonal
Postado por: Letícia Oliveira / 08:27h
Um grupo de cientistas conseguiu reativar o crescimento das células musculares do coração de um rato através do estímulo de um hormônio, o que abre a possibilidade do desenvolvimento de novos tratamentos contra ataques cardíacos, revelou um estudo divulgado na Austrália nesta terça-feira (7). "O que a equipe de pesquisa conseguiu fazer é aumentar o número de células musculares cardíacas em até 45% após um ataque", destacou Richard Harvey, da Universidade de Nova Gales do Sul e do Instituto de Pesquisa Cardíaca Victor Chang, ambos na Austrália. Para o pesquisador, trata-se de uma descoberta importante para recuperar corações danificados, já que as células do órgão não se regeneram como, por exemplo, as do sangue, do cabelo e da pele.
Comente agora
07
Abr
Cientista de Brasília cria sensor que acha câncer antes de sintoma surgir
Postado por: Letícia Oliveira / 07:40h
Membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, a cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, desenvolveu uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O resultado vem do uso de um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. A previsão é de que ele esteja no mercado em até dez anos e também seja utilizado no combate a hepatites e Alzheimer. A pesquisadora explica que o sensor é como um "trampolim muito pequenininho” com anticorpos na superfície. Quando em contato com uma amostra de sangue de uma pessoa com câncer, ele “captura” a partícula diferente e acaba ficando mais pesado. Outras estruturas relacionadas à técnica também fazem com que haja uma mudança de cor das partículas, indicando que o paciente que teve o fluido coletado tem um tumor maligno. A taxa de erro, segundo Priscila, é de 2 a cada 10 mil casos.
Comente agora
06
Abr
Fundação de Neurologia e Neurocirurgia faz mutirão gratuito para diagnóstico Doença de Parkinson
Postado por: Anacley Souza / 22:25h

No dia 11 de abril é celebrado o Dia Mundial de Combate à Doença de Parkinson. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a doença atinge cerca de quatro milhões de pessoas no mundo. No Brasil estima-se que existam cerca de 200 mil casos da doença. O mal de Parkinson atinge entre 15 e 20 mil pessoas na Bahia e apenas de 10 a 15% dos que possuem a doença fazem tratamento. No dia 11, das 07 às 14h, na Fundação de Neurologia e Neurocirurgia – Instituto do Cérebro ( rua Deocleciano Barreto,10 – Chame-Chame), pacientes da fundação serão recebidos com um café da manhã e um mutirão de exames neurológicos será realizado de forma gratuita. Uma equipe de profissionais que estará a postos, formada por neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, além de estudantes de Medicina e de outros cursos da área de saúde. Fundação de Neurologia e Neurocirurgia – Instituto do Cérebro – Rua Deocleciano Barreto N° 10 Chame-Chame – Tel/Fax (71) 4009-8888 / 3332-2373

Comente agora
06
Abr
Bebê inglês retira tumor na pálpebra que poderia causar danos à visão
Postado por: Samile Macêdo / 16:12h

Um bebê inglês que nasceu com um hemangioma, um tipo de tumor benigno, próximo do olho direito não conseguiu atendimento para remoção da anomalia pelo Sistema Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, um dos melhores do mundo, e precisou ser levado aos Estados Unidos, onde foi operado para não perder a visão. Colby Ramos-Francis, de um ano e cinco meses, nasceu com um hemangioma sobre a sua pálpebra direita. Esse tumor surge como uma marca de nascimento, mas desaparece naturalmente nos primeiros meses de vida. No caso do menino inglês, o hemangioma cresceu muito e poderia deixá-lo cego se nada fosse feito a tempo, segundo o site britânico "Mirror". De acordo com Aimee Ramos-Price, de 18 anos, mãe de Colby, a deformação no rosto do filho causou ainda mal-estar à família, já que a criança foi proibida de entrar em várias creches, o que deixou a mãe incapaz de conseguir um emprego. O pai da criança, Jamie, de 23 anos, disse que muitos perguntavam se o bebê tinha apanhado, já que o acúmulo de sangue lembrava um hematoma. A família disse que tentou ajuda para ir aos EUA depois de descobrir que Colby teria que esperar por anos para conseguir uma cirurgia plástica pelo sistema público de saúde. 

Comente agora
06
Abr
Larvas no corpo? Tire 8 dúvidas sobre esse problema
Postado por: Samile Macêdo / 15:25h

Já ouviu falar de larvas no ouvido, nariz, embaixo da pele? Por mais “nojento” e estranho que pareça ser, é realmente possível ter esse problema. Vídeos no Youtube mostram vários casos como esses, sendo o mais recente e comentado deles o de um homem com mais de 100 larvas dentro do nariz. Tire suas dúvidas sobre o assunto com informações dos infectologistas Lucas Fernandes de Macedo, professor do curso de medicina da Unifran (Universidade de Franca), e Alexandre Piva, professor do curso de medicina da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo):

1 – Já foram publicados vários casos sobre larvas no ouvido, nariz, embaixo da pele. Como isso ocorre?: Na natureza, existem parasitas, também chamados popularmente de “larvas”, que podem se alojar, sobreviver e se reproduzir em seres humanos. “É uma zoodermatose comum em pessoas com lesões de pele, mucosa. A pele ou mucosa lesionada oferece ambiente propício para aderência dos ovos das moscas e posterior eclosão com saída de larvas (berne). Em relação às cavidades e orifícios naturais, as moscas são atraídas pelo odor proveniente da lesão e as larvas alimentam-se de tecido morto (necrosado)”, comentou o infectologista Piva. “Alguns fatores são fundamentais para a existência dessas doenças: a área na qual a pessoa reside, hábitos alimentares e de higiene pessoal, e as condições locais de saneamento básico”, disse o infectologista Macedo. 

Comente agora
06
Abr
Para alertar sobre câncer de cólon, jovem posa nu com bolsa de colostomia à mostra
Postado por: Samile Macêdo / 14:41h

Após ser diagnosticado com câncer de cólon, um esportista norte-americano decidiu iniciar uma campanha de conscientização sobre a gravidade da doença. Will Lanier tinha 28 anos quando descobriu o câncer, que tem cada vez maior incidência entre homens de 20 a 34 anos. "Eu pensava que era imune a essas coisas. Eu era personal trainer e nunca pensei que fosse suscetível a essa doença", afirmou ao Huffington Post. Na campanha "The __ Cancer", ele aparece nu com sua bolsa de colostomia à mostra. Com a hashtag #blankcancer, Will quer mostrar que é possível superar a doença, como aconteceu com ele. Algumas pessoas já demonstraram apoio à campanha nas redes sociais. (BN)

Comente agora
06
Abr
Alimentos ricos em fibra ajudam no combate à cárie
Postado por: Samile Macêdo / 14:33h

Ao incluir em sua dieta alimentos ricos em fibras, você consome vitaminas que deixam o corpo mais forte e, ainda,evitam a placa bacteriana e a cárie, além de afastar futuros problemas para a gengiva e o esmalte dos dentes. “Esses alimentos fibrosos, por exigirem maior tempo de mastigação para triturá-los (por causa das fibras),ajudam a remover as impurezas da superfície dentária. Além disso, permitem que, durante o processode trituração, uma maior quantidade de saliva seja produzida o que, além de lubrificar, permite uma auto higiene dos dentes”, diz Luís Marcelo Sêneda, cirurgião-dentista da Clínica SM Oral Care. Mas é importante que seja dito; o consumo dos alimentos fibrosos ajuda a manter a saúde bucal em dia, mas não pode ser a única forma de limpeza bucal. “Esses alimentos promovem certo grau de higienização da boca, mas não podem substituir a utilização da escova dentária após cada refeição seguida do uso do fio dental”, diz Luís. 

Comente agora
06
Abr
Suposto surto de chikungunya deixa moradores de Ipirá em alerta
Postado por: Samile Macêdo / 13:47h

Moradores de Ipirá, na região da Bacia do Jacuípe, se queixam de um suposto surto de dengue e chikungunya. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica local, Renata Franco, oficialmente 104 casos suspeitos de chikungunya e 34 de dengue foram notificados na cidade. Ao Bahia Notícias, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que não há confirmação de casos da febre em Ipirá, mesmo com as queixas da população. Para confirmar os casos, as amostras dos pacientes são colhidas em exames de sangue e depois seguem para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Salvador. De acordo com Renata Franco, ao contrário da dengue, os resultados de chikungunya não são atualizados semanalmente. Ainda conforme a coordenadora, até o momento, quatro casos de chikungunya deram resultado negativo. Durante a Semana Santa, um servidor da unidade de saúde disse que cerca de 400 pessoas se dirigiam ao hospital com queixas de febre, além de dor de cabeça e nas articulações, sintomas que podem indicar as duas doenças, que têm o mesmo mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

Comente agora
06
Abr
Memória e suas alterações no envelhecimento; Confira as dicas do Cardiologista Dr. Euvaldo Rosa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:05h

Houve um enorme avanço em nossos conhecimentos sobre processos biológicos e psicológicos damemória e da aprendizagem. A função da memória é receber informações, mantê-las intactas, poder recuperá-las quando for preciso. O envelhecimento acarreta uma lentificação dos processos cognitivos de uma maneira geral.  Os conceitos novos são mais difíceis de serem aprendidos, podendo se dizer que pessoas acima de 60 anos tem menor habilidade para armazenar novas informações – conservá-las e recuperá-las (depois de certo intervalo). Mas isso não impede novas aprendizagens e o acervo de conhecimento continua a ser enriquecido com o passar do tempo. O vocabulário, por exemplo, tende a aumentar com a idade. A memória verbal costuma ser menos afetada do que a não verbal. A memória implícita (andar de bicicleta, escovar os dentes) conserva-se mais do que a explícita (Paris é a capital da França, as minhas últimas férias). Os estudos apontam para grandes diferenças individuais, quando se estuda pessoas acima de 65 anos, sendo perigoso fazer generalizações.

Fatores como: nível educacional, atividade física e o bom estado de saúde, parecem influir positivamente no funcionamento cognitivo ao longo da vida. Muitas vezes pessoas acima de 60 anos se queixa de perda da memória, porque percebe que seu desempenho não é o mesmo de alguns anos atrás. Mesmo indivíduos afetados, a perda relativa de memória não costuma comprometer significativamente o cotidiano e eles aprendem a lidar com ele com algumas estratégias simples como, por exemplo, uso de agenda e de listas de “o que fazer” deixando objetos sempre no mesmo lugar.Existe o declínio da memória normal e existe o declínio patológico. As pessoas portadoras de demência têm deficiência acentuada na memória, mas estão prejudicados também em outras funções cognitivas.

Comente agora
06
Abr
Mais de 350 mil pessoas morrem anualmente por conta de infecção alimentar, segundo OMS
Postado por: Letícia Oliveira / 11:43h

Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que há um problema crescente de intoxicação alimentar no mundo. Dados divulgados na última quinta-feira (2) mostram que 582 milhões de pessoas adoecem anualmente e 351 mil chegam a óbito por conta de alimentos contaminados. África e Sudeste Asiático apresentam os maiores números, segundo o jornal O Globo. "A produção de alimento foi industrializada e seu comércio e distribuição foram globalizados", afirmou a diretora-geral do órgão, Margaret Chan, em comunicado. "Estas mudanças trazem várias novas possibilidades de o alimento vir a ser contaminado com bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas. Um problema local de segurança alimentar pode rapidamente se tornar uma emergência global", completou. Mais de 200 tipos de doenças podem ser causadas por agentes como Salmonella Typhi, E. coli e norovírus. Ainda segundo os dados, mais de 40% dos afetados são crianças. Para a OMS, é necessário que os governos implementem medidas para proteger a população contra surtos e respostas a eles.

Comente agora
06
Abr
Mulher perde dedos dos pés após tratamento com anticoncepcional: 'quase me matou"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

A funcionária pública Daniele Medeiros Alvarenga, 33 anos, sofreu uma embolia pulmonar, três paradas cardíacas, ficou dois meses internada no Hospital Oeste D’Or, no Rio, e passou 40 dias em coma. Tudo porque usou um anticoncepcional para tratar cistos no ovário, que causavam fortes cólicas. Segundo Daniele, em entrevista a Revista Época, mesmo sabendo que ela era portadora de trombofilia - condição genética que aumenta em até 30 vezes o risco de formação de coágulos na corrente sanguínea de mulheres que usam hormônios - a ginecologista a receitou um contraceptivo "de baixa dosagem hormonal". Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mulheres com a mesma condição genética que Daniele não devem tomar hormônios. Ainda de acordo a publicação, Daniele passou três meses tomando Yasmin, fabricado pela Bayer. Foi o suficiente para formar um coágulo em uma veia, que chegou aos pulmões e obstruiu a passagem do sangue pela artéria. Depois de acordar do coma, a funcionária pública não falava, pois havia sido submetida a uma traqueostomia. Além disso, andava e comia com muita dificuldade.

Comente agora
06
Abr
S. A. de Jesus: Fisioterapeuta da 'Clínica 'Cuidar' dá dicas aos praticantes de academia. Assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:29h

Imagens: Marcello Dial

Comente agora
06
Abr
Cientistas de Cingapura descobrem novo tratamento para demência
Postado por: Letícia Oliveira / 07:23h

Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), de Cingapura, anunciaram hoje (6) ter descoberto uma nova forma de tratar a demência, que consiste no envio de impulsos elétricos a áreas do cérebro para aumentar o crescimento de novas células. O tratamento, conhecido como estímulo cerebral profundo, é um procedimento terapêutico já utilizado em algumas partes do mundo para várias situações neurológicas, como tremores ou distonia. Os cientistas da NTU dizem ter descoberto que esse estímulo pode também ser usado para aumentar o crescimento de células cerebrais, reduzindo os efeitos nocivos das condições relacionadas com a demência e melhorando a memória a curto e a longo prazo. A investigação mostra que as novas células, ou neurônios podem ser formadas por meio do estímulo da parte frontal do cérebro, que está envolvida na retenção da memória, com o recurso a impulsos elétricos.

Comente agora
05
Abr
Maioria dos pilotos com depressão esconde doença das empresas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:39h

A maioria dos pilotos que sofrem de depressão oculta a doença das companhias e das autoridades aéreas, segundo um estudo divulgado nesta domingo (5) pelo jornal alemão Bild. O problema veio à tona após a queda do avião da Germanwings, com 150 pessoas a bordo, no último dia 24, na região dos Alpes franceses. De acordo com a Agência Brasil, o copiloto da companhia, Andreas Lubitz, que teria deliberadamente derrubado avião, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Dusseldorf (Alemanha), sofria de depressão e, segundo a investigação em curso, fez buscas na internet sobre métodos de suicídio na véspera da viagem. Segundo o estudo divulgado pelo Bild, o caso de Andreas Lubitz não é único entre os pilotos, que procuram esconder os problemas de saúde dos seus superiores. A análise, do diretor do Departamento de Medicina da Organização Civil Internacional da Aviação, Anthony Evans, datada de novembro de 2013, revela a existência de déficits graves no acompanhamento dos pilotos em matéria de saúde mental. De acordo com o estudo, cerca de 60% dos pilotos que sofrem algum tipo de depressão decidem continuar a voar sem comunicar aos empregadores.

Comente agora
05
Abr
Britânica supera anorexia e depressão ao se tornar fisiculturista; veja antes e depois
Postado por: Samile Macêdo / 18:13h

Uma britânica de 27 anos conseguiu superar anorexia e depressão ao se tornar uma fisiculturista. Segundo informações do jornal 'Daily Mail', Kira Hollis foi diagnosticada com a síndrome de 'borderline' - transtorno psicológico que provoca constante alteração no humor do paciente - três anos atrás, após uma longa batalha contra o distúrbio alimentar. Kira, que chegou a pesar 38 kg, foi obrigada pelos médicos a começar a malhar, com objetivo de ganhar peso. E foi na academia que a britânica transformou sua vida. Atualmente, Kira trabalha como personal trainer. Com quase 62kg, Kira afirma que o fisiculturismo salvou sua vida e deu a confiança que ela precisava para superar também a depressão. "Médicos me forçaram a ir à academia para ganhar peso. Mas malhar fez muito mais que isso", disse ela ao jornal. "Era algo para eu focar. Pela primeira vez na minha vida eu tinha um hobby de verdade. Treinar mudou minha vida completamente. Me deu foco e propósito", acrescentou. A britânica revelou ainda que continua tomando remédios anti-depressivos, mas que se sente muito mais feliz.

  1. Foto: Reprodução/Facebook

Kira ainda conta com a ajuda da filha de seis anos, Olivia, e do seu namorado Michael Dennis, 27 anos. "Olivia tem sido espetacular. Ter ela perto de mim me ajudou a mudar e me fez perceber que a vida não gira só em torno de mim", explicou ao 'Daily Mail'. A história de Kira se tornou mundialmente conhecida após ela publicar um vídeo na internet falando sobre sua vida. A gravação já tem mais de duas milhões de visualizações.

Comente agora
05
Abr
Pesquisa indica que passamos tempo demais sentados
Postado por: Anacley Souza / 17:53h

Se você trabalha em um escritório, provavelmente passa tempo demais sentado - e esse sedentarismo pode trazer sérios riscos à sua saúde. Uma pesquisa com 2 mil pessoas feita pela organização British Heart Foundation e pelo grupo Get Britain Standing identificou que 45% das mulheres e 37% dos homens ficam de pé menos de 30 minutos por dia enquanto estão no escritório. Mais da metade dos participantes almoça em sua própria mesa, e 78% acreditam que ficam muito tempo sentados. A boa notícia é que quase dois terços se preocupam com impacto disso em suas vidas. Especialistas consideram o sedentarismo "um dos maiores desafios" nos cuidados com a saúde. Pesquisas já associaram este comportamento a problemas cardíacos, diabetes tipo 2, câncer e problemas mentais. Mesmo entre aqueles que consideram levar um estilo de vida saudável, como quem usa a bicicleta para ir ao escritório, foi identificado o efeito negativo de passar longos períodos sentados. Isso torna o metabolismo mais lento e altera a forma como o corpo controla os níveis de açúcar no organismo, a pressão sanguínea e a queima de gordura. "Todos somos vítimas do nosso entorno. Hoje, a inatividade predomina no ambiente de trabalho, e passamos cada vez mais tempo sentados", diz Gavin Bradley, do Get Britain Standing, que lançou uma campanha de conscientização sobre o assunto no Reino Unido. "Precisamos encontrar novas formas de lidar com este comportamento, como ficar de pé ao falar no telefone ou em reuniões." Entre as propostas, também esta usar a escada em vez do elevador, não almoçar na mesa de trabalho, fazer um pausa no uso do computador da cada 30 minutos ou ir até a mesa de um colega em vez de telefonar ou enviar uma mensagem para falar com esta pessoa.

Um comentário
05
Abr
Com quadro estável, Isidório permanece na semi-UTI do Português
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:35h

O quadro de saúde do deputado Sargento Isidório (PSC) é estável. O parlamentar está internado na semi-UTI do Hospital Português, em Salvador, desde a quinta-feira (2). Ele chegou com um quadro de febre, falta de ar e alteração na pressão arterial. "Ele está reagindo bem aos medicamentos", disse uma fonte do Bocão News. Antes de ser transferido para o Português, Sargento Isidório foi atendido no Hospital do Subúrbio, na Estrada Velha de Periperi. Lá, os médicos o diagnosticaram com uma virose. “Mas da quarta para a quinta-feira ele ficou queimando em febre”, relatou o filho do deputado, Tancredo Santana. Saiba mais - Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Diferentes do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

Comente agora
05
Abr
Depressão é a segunda doença que mais incapacita para o trabalho, diz OMS
Postado por: Samile Macêdo / 14:24h

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão já ocupa o segundo lugar dentre as que causam incapacidade no trabalho. O Ministério da Saúde estima que mais de 10 milhões de pessoas sofrem com o problema no Brasil. A projeção é que, até 2020, a doença esteja no topo da lista. "Muito desse estresse moderno passa pela ambiência, a qualidade das relações (entre líderes e liderados), o modelo de gestão empresarial (pressão por resultados). As empresas estão perdendo profissionais qualificados, em especial os mais jovens, que prezam por mais liberdade de expressão e criatividade. Ninguém quer mais opressão, se sentir como no século passado", diz diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA), Denide Pereira. "Quer modelos mais inclusivos, que enxerguem pessoas como pessoas. Sobre tudo em um momento de crise, onde liberdade é fundamental para se pensar em soluções", conta. (BN)

Comente agora
05
Abr
Criada nos anos 70, terapia que cura pela respiração chega à Bahia
Postado por: Samile Macêdo / 09:37h

A fisioterapeuta Ângela Mattos dedicou o seu trabalho a cuidar de idosos acima de 80 anos. Era um resgate e uma preferência. Com o tempo, percebeu que as responsabilidades dos cuidados sempre tão extremados com esses pacientes e seus familiares, a perda inevitável nesse tipo de atuação e a presença constante com a finitude trazia muita angústia e despertava medos. Certo dia, numa conversa com uma amiga, decidiu que iria se submeter a uma sessão de terapia com uma técnica de respiração profunda, conhecida como Renascimento (ou, em inglês, Rebirthing). “Embora seja difícil racionalizar, posso garantir que fui me sentindo tratada, curada, de modo leve, agradável, não precisava ficar falando sobre meus sentimentos para o terapeuta, pois, através da respiração, fui percebendo que conseguia me internalizar e descobrir onde estavam as raízes de todo aquele desconforto”, conta. Ângela diz que, depois das sessões, conseguiu dormir profundamente pela primeira vez em anos e trazer os benefícios para a rotina diária. Parece difícil de acreditar que algo tão simples como respirar possa ser capaz de promover cura. De acordo com a terapeuta e uma das responsáveis pela divulgação do método na Bahia, Kareema Marinho, respirar é fenômeno de vida e, todas vezes que se respira pouco, a vida vai cessando, gerando os desequilíbrios físicos, mentais e emocionais. 

Comente agora
05
Abr
Anvisa aprova frase de advertência para cigarros
Postado por: Samile Macêdo / 09:02h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira a frase de advertência que deverá ser estampada nos maços de cigarros a partir de janeiro de 2016. "Este produto causa Câncer - Pare de Fumar". Abaixo deverá vir o símbolo do Disque Saúde, serviço que traz orientações para quem quer combater a dependência do cigarro. Os dizeres, escritos em branco num fundo preto, deverão ocupar 30% da face frontal da embalagem. A proposta deverá agora passar por uma consulta pública. As contribuições poderão ser feitas num prazo de dez dias, contados a partir da publicação do texto no Diário Oficial. A obrigação de fabricantes reservarem 30% do espaço frontal das embalagens para frase de advertência foi determinada pela Lei 12.564/2011 e pelo Decreto 8.262/2014. Uma das ideias iniciais era a de que a Anvisa aproveitasse a oportunidade para alterar também as imagens de advertência, usadas na face posterior da embalagem.

Comente agora
04
Abr
Suor excessivo e mau cheiro nas axilas são incômodos que podem ser evitados;
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 18:25h

É só o verão chegar que um dos maiores incômodos da estação surge: o suor excessivo. Em geral isso é comum principalmente nas axilas. O problema é que muitas vezes o suor vem acompanhado de mau cheiro, o que causa diversos tipos de constrangimentos no dia a dia. Para ensinar a remediar esse problema, o dermatologista Luiz Guilherme Castro, membro fundador do Núcleo de Oncologia Cutânea do Hospital Albert Einstein (CRM 57252 / RQE 37053) conversou com nossos leitores e tirou suas principais dúvidas sobre suor excessivo e mal cheiro. Se você não conseguiu acompanhar o chat, confira os melhores momentos:

Katlen: É normal ter suor excessivo até no inverno?

Dr. Luiz Guilherme: O suor é um processo natural do corpo humano necessário para a manutenção da temperatura do corpo. No entanto, algumas pessoas suam além do necessário. Essa condição recebe o nome de hiperidrose e quando passa a causar desconforto para a pessoa, é considerada uma doença e deve ser tratada.

Maria Luciana: Gostaria de saber se tem tratamento pra acabar com o suor?

Dr. Luiz Guilherme: Os dermatologistas costumam começar com tratamentos mais simples, como o uso de desodorantes antitranspirantes, e de acordo com a resposta do paciente podem lançar mão de outros recursos, como aplicação de toxina botulínica, uso de medicação via oral e, em casos extremos, que não respondem a esses tratamentos, indicar uma cirurgia (simpatectomia) para inativar os nervos que estimulam a produção de suor.

Elaine: O suor excessivo pode ser consequência de ansiedade?

Dr. Luiz Guilherme: Sim, além do estímulo térmico, os suor pode ser causado por estímulos emocionais, e a ansiedade pode fazer com que a quantidade de suor aumenta, principalmente em regiões em que já sua mais.

Fernanda: Mesmo não estando tão calor eu fico com muito odor o que posso fazer quanto a isso?

Dr. Luiz Guilherme:

Comente agora
04
Abr
Provar bebida alcoólica na infância pode levar à embriaguez na adolescência
Postado por: Samile Macêdo / 14:23h

Crianças que experimentam um pouco do vinho ou da cerveja dos pais, mesmo que de vez em quando, estão mais propícias a começar a beber na época do ensino médio, de acordo com um artigo publicado no periódico “Journal of Studies on Alcohol and Drugs”. A pesquisa foi feita com 561 alunos, analisados periodicamente por três anos. No começo do sexto ano escolar (com a idade de 11 anos), quase 30% dos alunos disseram que já tinham provado álcool. Na maioria dos casos, os pais forneceram a bebida – geralmente em uma festa ou outra ocasião especial. Aqueles que tinham experimentado álcool antes dos 11 anos estavam cinco vezes mais suscetíveis a beber um copo inteiro de bebida alcoólica antes do ensino médio. Além de quatro vezes mais propícios a ficarem bêbados. No nono ano escolar, 26% dos que tinham experimentado álcool na infância disseram que já tinham tomado uma bebida alcoólica inteira, contra menos de 6% dos que não tinham provado álcool antes dos 11 anos. Além disso, 9% já tinham ficado bêbados, comparado com menos de 2% do outro grupo. 

Comente agora
04
Abr
Ingestão de gordura pode causar depressão, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:58h

Pode ou não pode? A ingestão de gorduras é sempre uma polêmica, mas um novo estudo indica que o consumo elevado de gordura pode levar a pessoa a se tornar ansiosa e deprimida. O estudo foi realizado pela Universidade do Estado da Louisiana, nos EUA, e publicado na edição atual da Biological Psychiatry. Vale ressaltar que isso também vale para pessoas não obesas. O estudo foi realizado em laboratório com ratos e mostrou múltiplas rupturas de comportamento, incluindo aumento da ansiedade, memória prejudicada e comportamentos repetitivos. Novo estudo da Universidade do Estado da Louisiana, nos EUA, diz que ingerir altos teores de gordura pode levar uma pessoa a se tornar ansiosa e deprimida. Havia também sinais de inflamação no cérebro. “Este trabalho sugere que as dietas ricas em gordura prejudicam a saúde do cérebro, em parte, por perturbar a relação simbiótica entre os seres humanos e os microorganismos que ocupam nossas faixas gastrointestinais”, disse Dr. John Krystal, editor da Biological Psychiatry. (BN)

Comente agora
04
Abr
Passar muito tempo sentado reduz os benefícios do exercício físico
Postado por: Samile Macêdo / 11:18h

Não é novidade que o estilo de vida moderno promove o sedentarismo. Quando trabalhamos, conduzimos, lemos um livro, vemos televisão ou jogamos no computador estamos sentados e assim passamos a maior parte do nosso dia. Ser ativo apenas durante alguns períodos de tempo, mesmo que se faça um esforço intensivo, como por exemplo, exercitar-se uma hora no ginásio ou fazer uma corrida matinal, não anula os efeitos do sedentarismo. A conclusão é do estudo publicado no jornal Annals of Internal Medicine, que revelou que uma vida sedentária aumenta significativamente o risco de várias doenças (hipertensão, diabetes e obesidade, entre outras) e nem a prática de algum exercício físico consegue compensar os efeitos das horas que se passa sentado. David Alter, investigador sénior da Toronto Rehab da University Health Network (UHN) e do Instituto de Ciências de Avaliação Clínica em Toronto, no Canadá, e os seus colegas procuraram quantificar a ligação entre vida sedentária e hospitalizações, doenças cardiovasculares, diabetes e cancro nos adultos, independentemente da prática de exercício físico. 

Comente agora
03
Abr
Limpeza de pele varre cravos, espinhas e impurezas; assista ao vídeo
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 21:46h

Cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele) fazem você estremecer em frente ao espelho? Eles são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma boa faxina no rosto, recuperando o brilho e a viscosidade. Mas nem todo mundo precisa se submeter a essa varredura completa. "Muitos tipos de pele conseguem se limpar naturalmente. A exceção normalmente fica por conta da pele oleosa que, em geral, não se satisfaz apenas com tônicos e sabonetes", explica Mônica Fiszbaum, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A freqüência da operação limpeza também depende dos tipos de pele. Quem tem espinhas, precisa do tratamento uma vez por mês. Se sua pele é muito oleosa, a visita pode ser trimestral desde que os cuidados domésticos façam parte do seu dia-a-dia. Peles normais pedem limpezas com o mesmo intervalo ou até com um espaço maior. Para isso, basta manter em casa um kit com alguns produtos que ajudem a manter a aparência higienizada: um bom tônico, loção demaquilante (no caso das mulheres), creme ou gel de hidratação e, para os mais empenhados, alguma fórmula esfoliante.

Comente agora
03
Abr
Incitar anorexia pode dar prisão na França
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:21h

Incitar a anorexia pode ser punido com um ano de prisão e uma multa de 10 mil euros na França, de acordo com uma disposição aprovada pelos deputados para reprimir este comportamento, em particular na internet. A tipificação como crime da incitação à anorexia foi votada na madrugada da quinta-feira (2) por proposta da maioria socialista, como parte do projeto de lei sobre a saúde que está sendo debatido na Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento. O texto pune a incitação "a buscar uma magreza excessiva, encorajando restrições alimentares prolongadas que tenham por efeito" expor uma pessoa "a um risco de morte ou colocar sua saúde diretamente em risco". A ministra da Saúde, Marisol Touraine, declarou-se favorável a esta disposição, assim como o relator do projeto de lei, o socialista Olivier Véran.

Comente agora
03
Abr
Com doença rara, jovem baiana de 22 anos tem aparência de criança de 3 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:10h

Itamara é uma jovem de 22 anos presa em um corpo de criança. Ela sofre da síndrome da regressão e tem a aparência de uma criança de três anos. A família pobre, que mora no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, pede ajuda para o tratamento da jovem. Além de médicos, ela precisa também de alimentos.A jovem precisa de cuidados especiais. Ela não fala e nem anda. Para piorar o drama da família, o leite, alimento que não pode faltar na casa, está no fim. A mãe da jovem, a doméstica Leidiane Oliveira, conta que às vezes falta alimentação para Itamara. Leidiane disse que, descobriu a doença quando, Itamara ainda era pequena.

Comente agora
03
Abr
Fast food tem mesmo efeito que suplementos após o treino, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:47h

Whey protein, que nada! Comer fast food logo após a prática de exercícios pode ser tão benéfico quanto a ingestão de suplementos alimentares. Embora pareça brincadeira, a afirmação é de cientistas da Universidade de Montana, nos Estados Unidos. Em novo estudo, os pesquisadores descobriram que, durante o período de recuperação muscular após a atividade física, não faz diferença o tipo de alimento consumido. O trabalho foi publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. Nos experimentos, 11 atletas homens foram convidados a jejuar por 12 horas, antes de um treino de resistência de 90 minutos. Depois disso, metade comeu bolos, batatas e suco de laranja, seguidos de hambúrguer, fritas e refrigerante cerca de duas horas depois. O outro grupo consumiu isotônico, manteiga de amendoim orgânica e cafeína, além de suplementos proteicos e energéticos, também duas horas depois. Após ambas as refeições, todos os participantes percorreram 20 quilômetros em uma bicicleta ergométrica.

Comente agora
03
Abr
Confira algumas dicas de como evitar que a mágoa trave e atrase a sua vida
Postado por: Samile Macêdo / 17:17h

Na novela Babilônia, que estreou esta semana na Rede Globo, Inês – personagem de Adriana Esteves – é humilhada por Beatriz, interpretada por Glória Pires. As duas foram amigas na adolescência e a rejeição sofrida em uma festa magoa Inês, que carrega o ressentimento e o consequente desejo de vingança para a vida toda. “Querer se vingar é uma reação comum à mágoa. As reações podem ser diversas: ficar desconectada das emoções, ficar amarga, com raiva, querer se vingar. A pessoa também pode ficar infeliz, com um humor mais deprimido”, diz a terapeuta de casal e família Lana Harari. A quebra de expectativas, aponta ela, vem principalmente de um comportamento que não esperamos do outro: deslealdade, ofensa, críticas, rejeição e até mesmo intolerância. “A mágoa é um ferimento que se transforma em ressentimento. Você fica sentindo aquela dor como se fosse de uma faca te, cortando por dentro”, descreve Anna Sharp, terapeuta e escritora. Para ela, este sentimento – um dos piores que o ser humano pode ter – é algo capaz de paralisar completamente a vida. 

Comente agora
03
Abr
Páscoa X Chocolate: 10 dicas para não se arrepender no dia seguinte
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:33h

A páscoa é a época do ano em que mais se consome chocolate. A tradição dos ovos doces enche os supermercados e lojas especializadas de guloseimas e fica bem difícil resistir à tentação. Mas o consumo exagerado pode estragar o feriado e render vários 'quilinhos' a mais na balança. Para te ajudar a resistir aos excessos do período, a nutricionista Vanderlí Marchiori, em parceria com a marca de medicamentos fitoterápicos Eparema®, divulgou algumas dicas importantes. "É essencial controlar a quantidade ingerida. Se não houver excessos, o risco de mal estar diminui, além de não precisar fazer regime após Páscoa", explicou a profissional.

Confira as 10 dicas e evite arrependimentos 'pós-feriado'!

  • 1. Compre e peça ovos menores - quanto mais chocolate há disponível, mais difícil é colocar limites
  • 2. Separe um ovo para consumir, guarde os outros
  • 3. Quebre o ovo em pedaços pequenos e coloque em um pote hermético com uma tampa difícil de abrir, assim fica mais fácil controlar a vontade
  • 4. Guarde os ovos longe da vista e do alcance
  • 5. Compartilhe - se você ganhou muitos ovos, divida com outras pessoas
  • 6. Estipule um horário somente para a degustação do chocolate
  • 7. Faça do consumo do chocolate um ritual: sente na sua poltrona favorita, coloque um suco ou água ao lado e saboreie cada pedaço
  • 8. Utilize os ovos de Páscoa em receitas - derreta e faça bolos ou bebidas achocolatadas. Outra opção é ralar e colocar na granola
  • 9. Inclua frutas – sempre que possível, acrescente alguma fruta ao consumo do chocolate. Um exemplo, pode ser um mini-fondue
  • 10. Congele parte do chocolate e consuma ao longo dos meses.  (Ibahia)
Comente agora
03
Abr
Fique atento! Suco de laranja faz mais bem à saúde que o suco verde
Postado por: Samile Macêdo / 15:34h

Muitos nutricionistas vetam o suco de laranja nas dietas de baixa caloria, mas a bebida está prestes a perder seus status de 'vilã'. Em um artigo para a 'Harper's Bazaar', Steven Macari, nutricionista e fundador do programa SLVRBK, relata que o suco de laranja é melhor para a saúde do que o verde. "Passei anos evitando suco de laranja e tragando caros sucos verdes. Quando comecei a incorporar suco de laranja de volta para o meu programa alimentar, muitos dos meus problemas de saúde foram embora", explica Macari. Ele havia notado algumas alterações na qualidade da pele a reduções nos níveis de energia e na temperatura corporal, o que, segundo ele, é indicativo de um metabolismo ineficiente e desequilíbrios hormonais gerais.

4 benefícios do suco de laranja listados por Macari:

1. Controle de açúcar: O suco de laranja pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue porque tem baixo índice glicêmico.

2. Importante fonte de nutrientes: Nós todos sabemos que o suco de laranja é carregado com vitamina C, mas muitos se esquecem da importância desse nutriente no fortalecimento do sistema imunológico e como um antioxidante. O suco de laranja também contém várias vitaminas do complexo B, juntamente com minerais como potássio e magnésio. Por último, e talvez o mais importante, certos tipos de suco de laranja contêm os flavonóides naringenina e hesperedina. Esses compostos servem como antioxidantes potentes no corpo e podem retardar o processo de envelhecimento e redução da inflamação no corpo. 

Comente agora
03
Abr
Páscoa feliz? Saiba como limpar os dentes pós-chocolate
Postado por: Samile Macêdo / 15:19h

Páscoa é sinônimo de chocolate. Nessa época é normal que as pessoas consumam essa delícia com maior frequência e em maior quantidade. Para Marcelo Bönecker, professor de Odontopediatria da USP e Presidente da Aliança para um Futuro Livre de Cárie no Brasil, o ideal para os dentes seria que as pessoas não comessem tanto chocolate. Segundo ele, há quem coma pelo menos um pedaço de doce a cada hora nos dias que envolvem essa data. Se você é uma dessas pessoas e não cogita mudar seu hábito durante a Páscoa, o dentista faz uma recomendação. “Escove os dentes com uma pasta dental com flúor ou pelo menos faça um bochecho com água após cada vez que se comer chocolate para remover o excesso que fica parado nas superfícies dentárias e entre os dentes”, diz o especialista. O grande problema de o açúcar ficar muito tempo em contato com o dente é que ele será muito bem usado pelas bactérias que vivem na boca. “Elas utilizam o açúcar do chocolate para própria sobrevivência e ao mesmo tempo para produzirem ácidos que são os responsáveis pela formação do início da cárie”, diz Marcelo. 

Comente agora
03
Abr
Peixe faz mesmo bem para a saúde?
Postado por: Samile Macêdo / 14:20h

Hoje é Sexta-Feira Santa, dia em que muitas pessoas trocam carne vermelha e frango por peixes - alimento que tem uma excelente reputação como fonte de nutrientes altamente benéficos para a saúde. Mas os peixes realmente fazem tão bem assim? Se sim, qual é o melhor peixe do ponto de vista nutricional? A resposta não é tão simples. 

Ômega 3Nos últimos anos, a boa reputação do peixe esteve associada à presença de ômega 3, ácidos graxos essenciais que o corpo não produz a partir de outras substâncias - são "poli-insaturadas" -, encontrados em abundância em certos peixes. Durante muito tempo a ciência apoiou e incentivou o consumo de peixe. Estudos sugeriam que o consumo era bom para o coração, o desenvolvimento do cérebro e o crescimento. O ômega 3 começou a ser adicionado a certos alimentos, como leite, sucos e cereais, e uma indústria de suplementos de óleo de peixe floresceu. Mas, mais recentemente, pesquisas ligaram o ômega 3 a um risco maior de desenvolver certos tipos de câncer (como o de próstata) e descartaram que o consumo de suplementos de óleo de peixe reduz o risco de doenças cardíacas. Também descobriu-se que o excesso de ômega 3 pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral."Foram atribuídos ao ômega 3 diversos benefícios sobre os quais não se têm certeza", disse à BBC Eduardo Baladía, editor da revista Nutrição Humana e Dietética e promotor do Centro de Análise de Evidência Científica da Fundação Espanhola de Dietética e Nutrição (FEDN).

Comente agora
03
Abr
Internado no Português, Sargento Isidório pode estar com pneumonia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:25h

O deputado estadual Sargento Isidório (PSC) está internado na Unidade de Terapia semi-intensiva do Hospital Português, em salvador, desde quinta-feira(2). Há suspeita de que o parlamentar esteja com pneumonia, mas até o momento os médicos ainda não deram um diagnóstico preciso aos familiares. Segundo o filho do parlamentar, Tancredo Santana, os médicos tiraram um líquido da coluna espinhal do parlamentar para ser submetido a exame. Antes de ser transferido para o Português, Sargento Isidório foi atendido no Hospital do Subúrbio, na Estrada Velha de Periperi. Lá, os médicos o diagnosticaram com uma virose. “Mas da quarta para a quinta-feira ele ficou queimando em febre”, relatou Tancredo ao Bocão News. Isidório já havia sido diagnosticado com pneumonia anteriormente.

Comente agora
03
Abr
Consumo excessivo de açúcar na Páscoa pode afetar visão, alerta especialista
Postado por: Samile Macêdo / 12:06h

Com a chegada da Páscoa, os abusos com o chocolate podem gerar vários problemas de saúde. Inclusive para os olhos. O conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Marcus Sáfady, explicou que as consequência do excesso de açúcar no organismo podem ser grave para a visão. Uma glicemia não estável pode levar a alterações dos vasos sanguíneos que provocam, em um estagio mais avançado, doenças oculares sérias, sobretudo para diabéticos. “Quando o médico percebe pequenas dilatações nas extremidades dos pequenos vasos da retina, assim como presença de micro-hemorragias, confirma o diagnóstico de retinopatia diabética. Por isso, o exame oftalmológico é considerado muito importante no diagnóstico e controle do diabetes. Dentre as complicações oculares mais graves da doença, em fases mais avançadas da retinopatia, estão a catarata e o glaucoma.” explicou Sáfady. A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes ocasionada pela deterioração dos vasos sanguíneos que alimentam a retina. Se atingirem a mácula - área responsável pela visão de cores e detalhes - a pessoa poderá notar o aparecimento de manchas, redução ou embaçamento da visão.

Comente agora
03
Abr
Estudo diz que fast food tem mesmo efeito que suplementos após treino
Postado por: Samile Macêdo / 08:51h

Uma pesquisa feita na Universidade de Montana, nos Estados Unidos, tem causado a maior polêmica no mundo fitness. Cientistas fizeram um estudo, onde descobriram que, durante o período de recuperação muscular após exercícios físicos, não existe diferença o tipo de alimento que a pessoa consuma. De acordo com informações do 'Daily Mail', os pesquisadores dividiram 11 atletas homens em dois grupos. Todos eles tiveram que ficar cerca de 12h em jejum, antes de participarem de um treino de resistência de 90 minutos. Cerca de duas horas depois do exercício, o primeiro grupo se alimentou de hambúrguer, fritas, refrigerante, batatas, bolos e refrigerantes. O segundo, por sua vez, consumiu alimentos mais comuns no mundo dos atletas, como manteiga de amendoim orgânica, cafeína, suplementos proteicos, energéticos e isotônico. Em seguida, os grupos precisaram percorrer cerca de 20km em uma bicicleta ergométrica. Assim que o teste chegou ao fim, os cientistas perceberam que não houve diferença nas taxas de insulina, glicose e colesterol e nenhum atleta reclamou de desconforto estomacal.

Comente agora
02
Abr
Ex-técnico da Nasa toma vacina contra tétano e desenvolve doença do 'Homem Elefante'
Postado por: Anacley Souza / 15:59h

O americano Michael Cull, de 66 anos, viu sua vida mudar completamente após um acidente de carro que sofreu há dez anos. Após tomar vacina contra o tétano, o ex-técnico da NASA desenvolveu um efeito colateral que o transformou seu corpo. Cinco semanas após receber a vacina antitetânica do hospital, a perna esquerda de Cull começou a inchar e, os médicos suspeitaram de elefantíase. Atualmente, o ex-técnico tenta arrecadar cerca de R$40 mil reais para poder realizar uma cirurgia na Índia, já que o procedimento que estava agendado, foi desmarcado. Apesar de tentar lidar com o inchaço usando meias de compressão, o problema continuou. Contrariado após ter o resultado dos exames dados como "inconclusivos", para identificar o parasita que provoca a doença, Cull disse que se sente violado. "Eu acho que os meus direitos foram violados. Eu acho que vai privado poderia ser a única maneira, porque eles podem fazer isso na Índia", disse após esperar pela chance de fazer a cirurgia na Índia. (Correio)

Comente agora
02
Abr
É Páscoa! 10 mandamentos para não se arrepender nos dias seguintes
Postado por: Samile Macêdo / 15:47h

Páscoa é época de ovos de chocolate e a tentação para resistir a essas delícias que vêm com diferentes formatos, recheios e sabores é grande. Porém, o consumo exagerado pode estragar o feriado. Entre os pontos delicados que o excesso do doce pode causar, estão a má digestão, diarreia e aumento de peso, devido à alta concentração de açúcar e gorduras. De acordo com a nutricionista: Dra. Vanderlí Marchiori, a boa notícia é que não é necessário evitar o chocolate. “Neste caso, é importante controlar a quantidade ingerida. Se não houver excessos, o risco de mal estar diminui, além de não precisar fazer regime após Páscoa”, explica. Para não terminar o feriado com arrependimentos e má digestão, a Dra. compartilha dez dicas simples:

1. “Compre e peça ovos menores - quanto mais chocolate há disponível, mais difícil é colocar limites.”

2. “Separe um ovo para consumir, guarde os outros.”

3. “Quebre o ovo em pedaços pequenos e coloque em um pote hermético com uma tampa difícil de abrir, assim fica mais fácil controlar a vontade.” 

Comente agora
02
Abr
Moradores denunciam precariedade de hospital em Vera Cruz
Postado por: Anacley Souza / 15:29h

Moradores de Mar Grande, localidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, estão preocupados com a situação de abandono do Hospital Maria Amélia Santos. Fotos enviadas ao Aratu Online nesta quinta-feira (02) denunciam os problemas de infraestrutura encontrados na unidade administrada pela prefeitura. A área destinada às salas do centro cirúrgico apresentam paredes comprometidas pelo mofo, piso inadequado e falta de luz para receber os procedimentos. Por conta disso, o atendimento foi suspenso e um cordão de isolamento foi criado para separá-la das outras dependências, onde também funciona uma maternidade. O Aratu Online entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vera Cruz para esclarecer a situação, mas até o fechamento desta edição não obteve sucesso.

Comente agora
02
Abr
Quatro cidades baianas são pré-selecionadas para receber curso de Medicina
Postado por: Samile Macêdo / 12:30h

Quatro cidades baianas foram pré-selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para receber cursos de Medicina, de acordo com lista divulgada nesta quinta-feira (2) pelo governo. Brumado, Irecê, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim foram os municípios beneficiados no estado entre os 22 em todo país. A abertura de vagas de medicina pelo país havia sido prometida pelo governo em 2013, em meio ao lançamento do programa Mais Médicos. De acordo com o MEC, técnicos visitarão as cidades pré-selecionadas entre 11 de maio e 26 de junho. O objetivo é verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o mínimo necessário para que as atividades práticas do curso de medicina possam ser exercidas. O governo pretende criar, até 2017, 11,5 mil novas vagas pelo país. (Metro1)

Comente agora
02
Abr
Sexo na terceira idade faz bem, afirmam especialistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:18h

Homens e mulheres na terceira idade não fazem mais sexo? Errado! Ao contrário do que muita gente pensa, essa população tem vida sexual ativa, sim. Segundo uma pesquisa britânica publicada em janeiro de 2015 no Archives of Sexual Behavior, mais da metade dos homens e quase um terço das mulheres com mais de 70 anos têm vida sexual ativa. O levantamento, feito por pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, e que incluiu mais de 7 mil pessoas num estudo sobre envelhecimento, revelou que 54% dos idosos e 31% das idosas têm relações sexuais pelo menos duas vezes por mês. A pesquisa mostrou ainda que 31% dos homens e 20% das mulheres acima dos 70 anos continuam beijando e acariciando o parceiro com frequência.

Sexo na velhice tem pesos diferentes para homens e mulheres?

Na opinião de Fabiane Dell' Antônio, fisioterapeuta na área de sexualidade, nos homens pesa mais a idade por conta da disfunção erétil ter alta incidência em homens acima dos 60 anos. Segundo ela, a ereção conta muito para eles e, com a idade, há um enfraquecimento muscular e circulatório dos músculos do assoalho pélvico masculino [localizado entre as pernas]. "Em alguns casos os medicamentos vasodilatadores para impotência sexual não conseguem vencer esta alteração fisiológica", explica. Já no caso das mulheres, o principal fator é a falta de desejo e a pouca lubrificação vaginal que, na maioria das vezes, têm origem no enfraquecimento muscular, assim como ocorre nos homens. "Mas ainda assim as mulheres conseguem manter relações sexuais, algo diferente dos homens se houver disfunção erétil", reforça Fabiane. Na parte sexual, avalia Regina Racco, colunista de "Amor e Sexo" do Tempo de Mulher e professora de ginástica íntima, ambos enfrentam seus medos: elas, do ressecamento vaginal, próprio do climatério - fase de transição da vida da mulher entre o período reprodutivo e não reprodutivo -, e eles, da temida impotência. Por sua vez, na avaliação da sexóloga e ginecologista Carolina Ambrogini, a diferença é que as mulheres, nesta faixa etária, convivem melhor com a falta de sexo do que os homens. Para eles, que agora fazem parte da geração "Viagra", o sexo sempre será importante, mesmo que a frequência diminua. "Sexo sempre passa diariamente pela cabeça deles. Não é que para elas não seja importante também, mas não é algo vital, elas convivem bem com a falta de sexo e direcionam sua energia para outras coisas (netos, amigas, viagens). Mas se o casal continua sendo sexualmente ativo na terceira idade, ele fica mais unido, mais cúmplice e mais interessante um para o outro", afirma Carolina.

A libido diminui no envelhecimento?

Comente agora
02
Abr
Qualidade e quantidade do sêmen podem sofrer alterações por consumo de agrotóxicos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:24h

A qualidade e quantidade do sêmen podem ser alteradas com o consumo de alimentos com agrotóxicos, segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Publicada na revista Human Reproduction, o estudo mostrou que homens que consumiram um mínimo de uma porção e meia de alimentos com altos níveis de pesticida apresentaram uma taxa de esperma 49% menor e com qualidade 32% inferior ao que é comum. A média normal é de 171 milhões de espermatozoides por ejaculação. No entanto, os homens com alimentação rica em agrotóxicos registraram apenas 86 milhões, segundo o jornal O Globo. "O estudo sugere a implementação de estratégias para evitar o consumo de alimentos com agrotóxicos, como estimular a ingestão de produtos orgânicos", explicou o pesquisador Jorge Chavarro. Foram avaliadas 338 amostras de sêmen de 155 homens, entre 18 e 55 anos, coletadas entre 2007 e 2012. Os pesquisadores alertaram que algumas distorções podem ter sido feitas nos valores registrados em homens com problemas de fertilidade.

Comente agora
02
Abr
Edital para criação de novos cursos de medicina será anunciado nesta quinta
Postado por: Letícia Oliveira / 10:56h

Como parte das medidas estruturantes do Programa Mais Médicos, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o ministro da Educação interino, Luiz Cláudio Costa, apresentam nesta quinta-feira (2), às 11 horas, em Brasília, um novo edital para municípios com interesse em receber novos cursos de medicina. A ação tem o objetivo de expandir a interiorização da formação médica no Brasil. (BN)

Comente agora
02
Abr
Incidência de asma entre crianças aumenta devido a convívio com violência doméstica
Postado por: Letícia Oliveira / 10:28h

Crianças podem carregar diversos traumas por conta do convívio diário com discussões entre os pais e violência doméstica. De acordo com um estudo, publicado na revista Annals of Allerge, Ashtma and Immunology, uma das consequências pode ser o desenvolvimento de asma. A incidência da doença pode aumentar em até 28% entre os filhos que convivem com estes problemas. Foram utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde Infantil dos EUA, além de entrevistas com mais de 92 mil crianças e adolescentes, com até 17 anos. "Entre todas as crianças da amostragem, 31% foram expostas a alguma experiência adversa. A principal delas é viver com pais que se divorciaram", explicou a pediatra Robyn Wing, líder da pesquisa, ao jornal O Globo. Os pais ou responsáveis legais pelas crianças também foram entrevistados. As perguntas para eles eram se estavam divorciados e se as crianças conviveram com pessoas com problemas mentais, alcoólatras, severamente depressivos ou ex-presidiários, além de violência doméstica ou morte.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com