As comentadas


Bom dia , Quinta-feira, 02/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

23
Jun
Plantão de emergências das últimas 72h do Hospital Regional
Postado por: Anacley Souza / 09:10h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional Walace de Castro Cavalcante, 19 anos, residente no Loteamento Salomão em Santo Antônio de Jesus, após ser vítima de agressão física. Com várias escoriações pelo corpo, Walace permanece internado em observação.

- Orlando Almeida Borges, residente na cidade de Elísio Medrado, deu entrada na Unidade de Queimados após sofrer queimaduras oriundas de choque elétrico. Com queimaduras de 2º e 3º graus a vítima permanece internada na Unidade Hospitalar. Seu quadro de saúde não foi divulgado.

- Adalto Paixão dos Santos, 24 anos, residente na cidade de Mutuípe, deu entrada no Hospital Regional após sofrer tentativa de homicídio por arma de fogo. O crime foi relatado na delegacia daquela região onde está sendo investigado. O quadro de saúde da vítima é estável.

- Valtemir do Sacramento Santana, 47 anos, residente na localidade rural do Jenipapo cidade de Castro Alves, deu entrada na emergência do Hospital Regional após sofrer tentativa de homicídio por arma branca. Com diversos cortes pelo corpo, a vítima foi socorrida por populares e encaminhada a Unidade Hospitalar onde permanece internado. A autoria e motivação do crime estão sendo investigados pela delegacia do município.

- Danilo Souza dos Santos, 19 anos, residente na cidade de Mutuípe, deu entrada na emergência do Hospital Regional após sofrer tentativa de Homicídio por arma de fogo. A autoria e motivação do crime estão sendo investigada pela delegacia do município. O quadro de saúde da vítima não foi divulgado.

Comente agora
22
Jun
Cientistas descobrem como estresse pode levar a ataque cardíaco e AVC
Postado por: Letícia Oliveira / 23:53h

Cientistas afirmaram neste domingo (22) ter descoberto como o estresse crônico leva a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs): provocando a superprodução de glóbulos brancos, células de defesa do organismo, que em excesso podem ser prejudiciais à saúde. O excedente de células se acumula nas paredes das artérias, reduz o fluxo sanguíneo e favorece a formação de coágulos que bloqueiam ou interrompem a circulação. Os glóbulos brancos "são importantes para combater e curar infecções, mas se você os têm em excesso ou se estiverem no lugar errado, podem ser nocivos", afirmou o coautor do estudo, Matthias Nahrendorf, da Escola de Medicina de Harvard, em Boston. Há muito tempo os médicos sabiam que o estresse crônico leva a doenças cardiovasculares, mas não entendiam o mecanismo. 

Comente agora
22
Jun
Decoração de um prato afeta percepção de sabor, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 22:08h

Uma nova pesquisa mostrou que a comida parece ter sabor melhor quando é apresentada de forma mais elaborada. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, colocou essa teoria à prova, comparando a reação dos participantes a um mesmo prato apresentado de formas diferentes. A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira, no periódico Flavour. Quando um prato contendo os mesmos ingredientes de outros foi apresentado de forma mais bonita, os participantes o consideraram mais saboroso. Participaram do estudo 30 homens e 30 mulheres. A cada um foi oferecido um prato de salada, e eles avaliaram suas impressões antes e depois de consumir a refeição. Havia três opções de pratos, todos feitos exatamente com os mesmo ingredientes nas mesmas quantidades, variando apenas na apresentação. O primeiro era considerado "comum", com todos os ingredientes misturados no centro do prato.

Comente agora
22
Jun
Barulhos demais podem causar doença cardíaca e ganho de peso
Postado por: Letícia Oliveira / 17:03h

Estamos cercados pelos sons de máquinas, do trânsito e tantos outros que fazem parte da vida moderna. Mas ouvir esses ruídos por muito tempo ou na hora errada pode causar danos silenciosos à saúde. Estudos mostram que os problemas não são somente nos ouvidos, mas também nos vasos sanguíneos e coração. Na última semana, especialistas se reuniram no Japão para discutir a relação da poluição sonora com o ganho de peso. Pesquisadores da Universidade de Karolinska, na Suécia, descobriram ainda no ano passado que quanto mais alto e ruído do tráfego as pessoas eram expostas, maior era a circunferência de suas cinturas. As informações são do Daily Mail. No último mês a descoberta dos pesquisadores da universidade foi ainda mias dramática em relação ao barulho emitido por aviões. Após acompanhar a vida de 5 mil pessoas por 10 anos, relataram que as cinturas aos mais expostos ao ruído das aeronaves aumentaram, em média, 6 centímetros. Pesquisadores do Imperial College de Londres descobriram que altos níveis de exposição ao ruído ainda pode elevar em 20% o risco de hospitalização por doenças cardíacas.

Comente agora
22
Jun
Governador do Ceará passa mal em convenção e vai de ambulância para hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:02h

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), deu entrada no início da tarde deste domingo, 22, no Hospital Geral de Fortaleza. Ele passou mal durante a convenção do PDT e foi transportado de ambulância (Samu) para o hospital. Segundo a assessoria do governador, ainda não há informação sobre o que causou o mal-estar. No momento, ele está sendo observado pela equipe médica do hospital. Mais informações devem ser divulgadas em um boletim médico, ainda sem horário definido. Cid Gomes participou ontem da convenção nacional do PT, realizada em Brasília, que oficializou a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Comente agora
22
Jun
Dor abdominal é 1º sinal de Parkinson e esclerose múltipla
Postado por: Letícia Oliveira / 14:43h

Ansiedade muitas vezes pode levar à sensação de “borboletas no estômago”, que costuma desaparecer junto com a sua causa. No entanto, cientistas descobriram que as vias nervosas entre o intestino e o cérebro, responsáveis por esse fenômeno, podem estar ligadas à doenças degenerativas, como Parkinson e esclerose múltipla. As informações são do Daily Mail. “O intestino e o cérebro participam da mesma química nervosa e têm um diálogo. É por isso que quando você sente o estresse e outras emoções fortes, como o medo, acaba tendo sintomas gastrointestinais”, explicou o consultor de neurogastroenterologia da Universidade College de Londres e do Hospital Nacional de Neurologia. O estudo publicado no jornal Movement Disorders descobriu que pessoas que sofrem da doença de Parkinson apresentam maior prevalência de uma condição chamada de Supercrescimento Bacteriano do Intestino, quando bactérias inofensivas proliferam em grande número no intestino delgado.

Comente agora
22
Jun
Especialistas alertam para os riscos de queimaduras
Postado por: Anacley Souza / 10:05h

Os fogos de artifício garantem a animação da garotada e até de adultos nos festejos de São João. No entanto, especialistas alertam para o risco que o uso inadequado dos artefatos pode oferecer. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras, o número de pessoas com este tipo de lesão em todo o país costuma aumentar mais de 100% no mês de junho. Em Salvador, somente no Hospital São Rafael, o incremento chega a 50%, segundo o cirurgião plástico Marcus Vinícius Moscozo. Na Bahia, no entanto, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) não dispõe de estatísticas sistematizadas. Como os casos foram computados em datas distintas, não é possível estabelecer comparação. No ano passado, foram registrados 45 casos no Hospital Geral do Estado (HGE) de 22 a 25 de junho. Em 2012, 53 pessoas foram atendidas, mas a avaliação só foi feita de 22 a 24 de junho. Em 2011, foram 103 casos, contra 111 em 2010, ambos registrados de 22 a 27 de junho. No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, o registro também foi feito em datas diferentes: dois casos (de 22 a 24 de junho de 2013); 12 (de 21 a 24 de junho de 2012); 14 (de 22 a 27 de junho de 2011). Apesar da divulgação de informações sobre medidas preventivas, os casos continuam ocorrendo. "As pessoas mantêm a exposição ao risco. É uma tradição cultural nossa, mas precisamos tomar cuidado. Os casos mais comuns são as queimaduras de menor porte", destaca Marcus Moscozo.

Comente agora
21
Jun
Mulheres com mais de 70 anos têm ‘o melhor sexo de suas vidas’, segundo pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 20:46h

Segundo a crença popular, o desejo e a atividade sexual diminuem com a idade, especialmente nas mulheres. Mas uma acadêmica da American University, de Washington, sugere que mulheres com mais de 70, 80 ou até 90 desfrutam a melhor atividade sexual de suas vidas. Iris Krasnow, professora de Jornalismo e Estudos Femininos, entrevistou 150mulheresentre 20 e 90 anos sobre os seus segredos mais íntimos e teve conversas surpreendentes e reveladoras – que acabada de publicar no livro Sex After…: Women Share How Intimacy Changes as Life Changes (“Sexo depois dos…: Mulheres compartilham como a intimidade muda com as mudanças da vida”, em tradução livre). Krasnow abordou o assunto de vários ângulos, indagando sobre a atividade sexual em diferentes fases da vida: depois da faculdade, da maternidade, da menopausa e da viuvez. Descobriu que as mulheres mais velhas eram mais aventureiras e mais confiantes na sua sexualidade que as jovens que estão em fase de “envolvimento” ou namoro. “A era da senhora”, diz. Suas entrevistadas eram de diferentes idades, classes sociais, raças, culturas e religiões. Mas o fator comum é que relatos de sexo bom estavam sempre ligados ao desenvolvimento de intimidade e conexão emocional. As pessoas pensam sobre o sexo até o momento em que morrem, disse Iris Krasnow, em entrevista à agência britânica de notícias BBC.

Comente agora
21
Jun
Estado de Nova York legaliza o uso da maconha para aliviar dores de pacientes
Postado por: Anacley Souza / 14:36h

A Assembleia e o Senado de Nova York aprovaram uma legislação que legaliza a maconha para uso medicinal, após meses de discussão entre democratas e republicanos. Segundo a nova lei, passa a ser permitido o uso da substância para aliviar as dores de pacientes com câncer, Aids, glaucoma, esclerose múltipla e outras doenças graves, assim como para tratar crianças com epilepsia. A legislação levará cerca de um ano e meio até entrar em vigor, tornando Nova York no 23º estado dos Estados Unidos a autorizar o uso da substância para aliviar as dores. Enquanto ainda não entra em vigor, a administração pública deve elaborar as regras e assinalar quem se encarregará de fornecer a substância. O governador Andrew Cuomo, impulsor do plano, declarou à imprensa que a maconha tem "benefícios médicos significativos" e pode "ajudar a muitas pessoas com dores, que estão sofrendo". Ao mesmo tempo, garantiu que a legislação apresenta um "equilíbrio" adequado na hora de evitar problemas de saúde pública. Também estão inclusas sanções penais para que tentem fraudar o sistema e estabelece que o governador pode suspender o programa caso detecte problemas.

Comente agora
21
Jun
Crianças que assistem muita TV têm desempenho pior da escola
Postado por: Anacley Souza / 10:58h

Assistir televisão por muito tempo piora o desempenho das crianças da escola. De acordo com Lynne Murray, professora de psicologia do desenvolvimento, o hábito empobrece o vocabulário e faz com que os telespectadores apresentam maus resultados nas aulas, mesmo quando outros fatores, como classe social e os pais são levados em conta.. As informações são do Daily Mail. Em seu novo livro, Psychology of Babies (Psicologia para Bebês, em português), Murray alerta que a Academia Americana de Pediatria desaconselha crianças com menos de dois anos a assistirem televisão. Segundo ela, não são apenas os movimentos rápidos e o volume alto que são difíceis de acompanhar, a televisão pode evitar com que as crianças interajam com irmãos, deixem os pais de lado e evitem jogos. "Até mesmo se a televisão estiver ligada e as crianças estiverem brincando no chão, provavelmente o foco de atenção delas será pior”, disse a especialista. (Terra)

Comente agora
21
Jun
Ministério da Saúde deposita R$ 2 milhões para custear tratamento de menina Sofia nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 09:06h

O Ministério da Saúde anunciou na noite desta sexta-feira (20) que depositou R$ 2.248.000,00 em conta judicial para custear o tratamento da bebê Sofia Gonçalves de Lacerda, de cinco meses, que sofre de uma síndrome rara que impossibilita o funcionamento do sistema digestivo. A família precisou recorrer à Justiça para garantir que a União custeasse o tratamento em um hospital dos Estados Unidos, já que o transplante multivisceral que a menina precisa se submeter não é realizado no Brasil. O Ministério da Saúde afirmou que tem cumprido a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), e já providenciou a cotação do voo de Unidade de Terapia (UTI) aérea e a emissão de passaportes da criança e de acompanhante, no prazo estipulado de 72 horas. A pasta também informou que recebeu o laudo médico atestando as condições clínicas da menina para viajar do Hospital Samaritano em Sorocaba, no interior de São Paulo, onde Sofia está internada. A remoção agora depende da transferência dos recursos ao hospital em que será realizado o tratamento, o Jackson Memorial Medical Center, em Miami. O valor corresponde ao custo do transplante e aos dois anos de tratamento em que a menina será submetida nos Estados Unidos. Mas a resposta do Ministério da Saúde é apenas uma das lutas que a menina venceu. O desafio ao chegar em solo americano será de encontrar um doador compatível, o que deve acontecer entre três e seis meses. O diretor da unidade hospitalar em Miami, Rodrigo Vianna, afirma que as chances de sobrevivência no país deste problema são de 80%. (Globo)

Comente agora
20
Jun
Bahia passará a produzir pelo SUS remédio importado da Itália e Argentina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:20h

A Unidade Industrial Região Metropolitana de Salvador, da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos, a Bahiafarma, será inaugurada nesta quinta-feira (26), às 9h, no Centro Industrial de Aratu (CIA Sul), em Simões Filho. Na ocasião, haverá a apresentação do primeiro medicamento produzido pela Fundação, a Cabergolina. 
O remédio, atualmente importado da Itália e Argentina, será produzido na Bahia para o SUS de todo o Brasil, beneficiando pessoas com distúrbios hormonais, como por exemplo, aqueles que interferem na produção do leite. A inauguração da unidade, onde foram investidos cerca de R$ 12 milhões, contará com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário da Saúde do Estado, Washington Couto. A nova Bahiafarma, vinculada à Sesab, visa ampliar a atuação do estado no campo farmacêutico, que abrange além da pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, fornecimento e distribuição de medicamentos essenciais e outros medicamentos de interesse social, para órgãos e entidades que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).

Comente agora
20
Jun
Tomar sol é viciante e pode causar abstinência, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 20:05h

Se  você passa horas tomando sol mesmo sabendo que o hábito pode ser nocivo para a pele, saiba que não está sozinho. Um estudo mostra que se bronzear é viciante e atinge o cérebro de forma semelhante à heroína. De acordo com informações do Daily Mail, a exposição à luz solar leva o organismo a produzir endorfinas, substâncias químicas que a aliviam a dor e causam bem estar. Uma equipe da Escola de Medicina de Harvard deu aos ratos um valor equivalente 30 minutos de sol por seis semanas. Dentro de sete dias, os níveis de endorfina dos animais aumentou e eles tornaram-se menos sensíveis a dor. Mas, quando tomaram uma substância para bloquear o efeito da endorfina, mostraram sinais de dependência e abstinência. A descoberta pode explicar porque é tão difícil resistir a ficar horas e horas deitado em espreguiçadeiras na praia, mesmo sabendo que pode causar câncer de pele. No entanto, especialistas britânicos têm questionado se os resultados dos ratos seriam iguais para os humanos.

Comente agora
20
Jun
Médicos norte-americanos anunciam novo tratamento para câncer de ovário
Postado por: Letícia Oliveira / 16:56h

Uma equipe médica da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, anunciou ter descoberto um novo tratamento para o câncer de ovário, que pode atrasar a progressão da doença. Os resultados de uma pesquisa feita por investigadores do Centro Médico St. Joseph indicam que o novo tratamento pode melhorar as taxas de respostas, com aumento da taxa de redução do tumor. Os estudos mostram a tendência de melhoria na sobrevivência, mas os dados ainda não são garantidos. O responsável pela Divisão de Oncologia Ginecológica na Universidade do Arizona, Bradley J. Monk, alertou que o câncer de ovário é quase sempre fatal. Segundo ele, é necessário busca  novos tratamentos para a doença. Bradley J. Monk garantiu que a nova terapia não aumenta riscos de hipertensão arterial e a perfuração do intestino, como acontece com outros medicamentos já existentes para tratar o câncer de ovário. (Agência Brasil)

Comente agora
20
Jun
Anvisa interdita dois lotes de produto alimentar para criança
Postado por: Letícia Oliveira / 16:42h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de determinar a interdição cautelar de dois lotes do produto Profenil 2, um alimento em pó para dietas com restrições de Fenilalanina indicado para crianças de um a oito anos de idade. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20). O primeiro lote é o do nº 02P082 (validade: 02/2016), que teve a interdição determinada após a Anvisa não identificar a presença do aminoácido valina na composição do produto, apesar de constar na lista de ingredientes. Por meio de um relatório de ensaio, a Agência também verificou a presença de 9,79g do aminoácido isoleucina, isto é, 117% acima do valor de 4,5g declarado no rótulo do Profenil 2. Já no segundo caso, do lote nº  07N042 22 (validade: 07/2015), a interdição foi determinada porque a Anvisa não identificou a presença do aminoácido isoleucina, mesmo constando no rótulo como um dos ingredientes do produto. Neste lote, a Anvisa avaliou dois testes, um emitido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e outro pelo laboratório SGS Institut Fresenius a pedido da Fundação Ecumênicade Proteção ao Excepcional (Fepe), e em nenhum deles, se identificou a presença do aminoácido isoleucina. (Agência Brasil)

Comente agora
20
Jun
Remédio para reumatismo faz nascer cabelos e pelos em paciente dos EUA
Postado por: Letícia Oliveira / 14:59h

Cientistas da Universidade Yale, nos Estados Unidos, descobriram que um medicamento criado para tratar reumatismo pode estimular o crescimento de cabelo e pelos em pessoas que sofrem de alopécia universal, quando há perda de todos os pelos do corpo. De acordo com a pesquisa, publicada no “Journal of Investigative Dermatology”, do grupo "Nature", uma grande quantidade de cabelo após um tratamento proposto pelos médicos. Atualmente, não há cura ou tratamento de longo prazo para este tipo de alopécia, enfermidade que deixou careca o paciente voluntário aos 25 anos. Segundo os investigadores, foi o primeiro caso de tratamento bem sucedido para esta enfermidade. Além do cabelo, cresceram ainda os pelos das sobrancelhas e cílios, além do rosto e axila, todos afetados pela alopécia. “Os resultados foram exatamente o que esperávamos”, disse Brett King, professor assistente de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade Yale e autor principal do artigo científico. “É um enorme passo para o tratamento de pacientes com esta condição”, disse ele, em comunicado. (Bem Estar)

Comente agora
20
Jun
Bebida e atividade física podem diminuir problemas de visão
Postado por: Letícia Oliveira / 14:24h

Um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos aponta que a ingestão de bebida alcoólica juntamente com atividades físicas pode diminuir as chances de desenvolver doenças oftalmológicas no futuro. Segundo o estudo, quem bebe tem cerca de 50% de chances a menos de desenvolver os problemas. Os pesquisadores, para determinar formas de diminuir o crescente número de problemas de deficiências visuais, analisaram o consumo de bebidas alcoólicas, o hábito de fumar e realizar atividades físicas. Segundo o estudo, quem bebe ao menos uma vez por semana tem uma diminuição de 49% de chances de desenvolver problemas visuais em relação àqueles que não consumiram as bebidas no período de um ano. Já quem pratica atividade física tem apenas 2% de incidência dos problemas, enquanto pessoas sedentárias tiveram uma incidência de 6,7%. Mas segundo os estudiosos, os dados não provam quem o comportamento está diretamente relacionado pela diminuição ou aumento nas chances de desenvolver deficiências visuais. De acordo com o pesquisador Ronald Klein, outros fatores não estudados na pesquisa podem interferir nessas chances, como idade e ambientais. “Mas é bom saber que álcool e atividades ajudam a diminuir os riscos das doenças. Precisamos realizar mais pesquisas para determinar diretamente o que reduz esses riscos”, afirma o estudioso.

Comente agora
20
Jun
Bahiafarma passa a produzir remédio que era importado para distribuir em todo país pelo SUS
Postado por: Anacley Souza / 12:05h

O primeiro medicamento produzido na Unidade Industrial Região Metropolitana de Salvador, da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) será apresentado nesta quinta-feira (26) no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho. O medicamento, Cabergolina, é utilizado para controlar distúrbios hormonais, como os que interferem na produção do leite. Atualmente, ele é importado da Itália e Argentina. Os remédios produzidos na Bahia serão distribuídos para o Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil. Foram investidos R$ 12 milhões na construção da nova unidade da Bahiafarma. A inauguração contará com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário da Saúde do Estado, Washington Couto. A Bahiafarma está vinculada a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) evisa ampliar a atuação do estado no campo farmacêutico.(Bahia Notícias)

Comente agora
20
Jun
Remédio para reumatismo faz nascer cabelos e pelos em paciente dos EUA
Postado por: Anacley Souza / 11:34h

Cientistas da Universidade Yale, nos Estados Unidos, descobriram que um medicamento criado para tratar reumatismo pode estimular o crescimento de cabelo e pelos em pessoas que sofrem de alopecia universal, quando há perda de todos os pelos do corpo. De acordo com a pesquisa, publicada no “Journal of Investigative Dermatology”, do grupo "Nature", uma grande quantidade de cabelo após um tratamento proposto pelos médicos. Atualmente, não há cura ou tratamento de longo prazo para este tipo de alopecia, enfermidade que deixou careca o paciente voluntário aos 25 anos. Segundo os investigadores, foi o primeiro caso de tratamento bem sucedido para esta enfermidade. Além do cabelo, cresceram ainda os pelos das sobrancelhas e cílios, além do rosto e axila, todos afetados pela alopecia. “Os resultados foram exatamente o que esperávamos”, disse Brett King, professor assistente de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade Yale e autor principal do artigo científico. “É um enorme passo para o tratamento de pacientes com esta condição”, disse ele, em comunicado. O paciente havia sido previamente diagnosticado com alopécia universal e psoríase em placas, condição caracterizada por áreas vermelhas escamosas na pele.

Comente agora
20
Jun
Aprovado Projeto de Lei que obriga unidades de saúde a notificar casos de violência contra mulher
Postado por: Anacley Souza / 11:21h

Para coibir a violação dos direitos humanos e a violência contra a mulher, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Salvador o Projeto de Lei 430/2013, que obriga a notificação dos casos de violência contra a mulher em unidades de saúde pública e privada do município. A lei, de autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB) em parceria com o vereador David Rios (Pros), também garante o encaminhamento dos casos de maior gravidade para hospitais que possam realizar atendimentos específicos. Para Aladilce, a implementação da nova regra promove a realização de um mapeamento das formas de violência e de sua proporção, além de garantir mais segurança para as mulheres. “Esse projeto irá auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência e para a assistência a todas as mulheres vítimas”, afirma. (Bahia Notícias)

Comente agora
20
Jun
Mortes por analgésicos nos EUA e Canadá crescem nas últimas duas décadas
Postado por: Anacley Souza / 07:54h

O uso abusivo de analgésicos mata mais que a cocaína e a heroína juntas, no Canadá, e está ligado a 16.651 mortes anuais nos Estados Unidos, quatro vezes mais que em 1999. Os dados são de um estudo feito por pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, que analisou artigos científicos publicados sobre o rápido crescimento das mortes relacionados a analgésicos entre 1990 e 2013 nos dois países. Trata-se da primeira grande análise do gênero, publicada na última semana no American Journal of Public Health.  Os pesquisadores revisaram artigos científicos com análises quantitativas sobre o aumento de mortes relacionadas a analgésicos entre 1990 e 2013 e descobriram que os principais fatores são o aumento da prescrição de opioides, alto consumo de opioides de uso contínuo e uso de analgésicos com drogas Em 2010, 75% de todas as mortes por overdose de remédios nos Estados Unidos incluíam analgésicos. No Canadá, os óbitos relacionados aos analgésicos opióides dobraram entre 1991 e 2007. Atualmente, os dois países são o primeiro e segundo colocados no ranking de maior número de consumo per capita de opióides. "Queríamos descobrir por que milhares de pessoas nos Estados Unidos e Canadá estão morrendo, todos os anos, devido à prescrição de analgésicos e por que essa taxa aumentou tanto nas duas últimas décadas", diz Nicholas King, um dos autores do estudo.

Comente agora
19
Jun
Casos de DSTs na terceira idade aumentam em 8,2% em um ano
Postado por: Letícia Oliveira / 17:12h

O aumento das doenças sexualmente transmissíveis entre pessoas da terceira idade preocupa médicos da Inglaterra, que atribuem o comportamento ao costume de não usar camisinha da geração responsável pelo "baby boom". De acordo com o levantamento anual sobre o assunto feito pelo Public Health England, pessoas com mais de 65 anos tiveram 8,2% mais DSTs (clamídia, gonorreia, herpes e verrugas genitais) em 2013 do que em 2012. No total, foram registrados 1.125 casos nesta faixa etária. Os dados são do site inglês Daily Mail. De acordo com Harry Walker, porta-voz do estudo, estes números mostram que a geração que cresceu nos anos 1960, quando os métodos contraceptivos começaram a se popularizar, não fazem uso deles, já que muitos disseram nunca terem usado camisinha. Esse comportamento foi visto por décadas e persiste até hoje, quando os idosos descobriram o prazer do sexo tardio e também têm usado ativamente sites de relacionamento e encontros casuais. "A maioria das políticas de conscientização sexual é dirigida aos jovens, então muitas pessoas mais velhas saem de longos relacionamento e não têm informação suficiente sobre sexo e DSTs", explica.

Comente agora
19
Jun
Nutricionista de plantão: Edilson Neiva tira dúvidas de internautas do Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 17:00h

- Comer pouco faz mal a saúde?

Edilson Neiva – Ficou marcado na história médica que para perder peso você precisa comer menos do que necessita e hoje a ciência já sabe que comer pouco pode prejudicar sua saúde e levar o sistema imunológico a ficar fraco, podendo criar uma pneumonia, meningite ou alteração cardíaca, dentre outros problemas.

- Quem come muito chocolate e biscoito tem mais chances de desenvolver diabetes?

Edilson Neiva – Sim, pela questão do estímulo do açúcar e também por ser alimentos gordurosos. Às vezes a pessoa tem uma esteatose grau 3, mas não tem a estiose, que é a disfunção hepática. Se ele não tem disfunção hepática não tem muita alteração alimentar, mas em resumo temos que controlar gordura, proteína e até a carne para não prejudicar ainda mais o fígado.

- Como controlar a alimentação de um pré-adolescente que passa muito tempo fora de casa?

8 comentários
19
Jun
Conheça 5 benefícios do mel
Postado por: Anacley Souza / 12:06h

Além de ser um alimento nutritivo, o mel ainda possui propriedades que o tornam boa opção na área de estética e saúde. O CicloVivo separou uma lista com cinco benefícios proporcionados por este alimento natural.

1. Substitui o açúcar industrializado: O mel é uma opção muito mais saudável e saborosa do que o açúcar refinado. Mesmo assim, algumas recomendações precisam ser feitas. Mesmo sendo um alimento natural, ele é altamente calórico. Isso significa que o mel é uma ótima fonte de energia, mas que deve ser evitada por pessoas com restrição a açúcares, como os portadores de diabetes, por exemplo.

2. Aliado intestinal:  Por possuir carboidratos não digeríveis, o mel ajuda a controlar a manter a manutenção da flora intestinal. Além disso, existem indicações de que o mel ajuda a proteger o organismo de bactérias que causam diarreias e infecções urinárias.

3. Mantém a juventude:

Comente agora
19
Jun
Torcedor colombiano é internado com icterícia grave
Postado por: Anacley Souza / 09:36h

Está internado em Brasília um torcedor colombiano com icterícia grave. O paciente começou a apresentar os sintomas no dia 10, quando chegou ao Brasil. A suspeita é a de que a doença tenha sido desencadeada como reação à vacina de febre amarela, tomada pelo torcedor dias antes de embarcar para o Brasil. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta quarta-feira, 18, que o caso vem sendo acompanhado por autoridades sanitárias. De acordo com Chioro, excetuando o caso deste turista, os problemas registrados até agora pelo sistema de vigilância em saúde montado para Copa do Mundo não despertam preocupação. A vacina recebida pelo turista não é produzida no Brasil e o ministro da Saúde explicou que reações adversas provocadas por esse imunizante são raras. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
18
Jun
Médico cardiologista fala sobre alterações dermatológicas no idoso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:31h

Sempre muita atenção com a pele, principalmente se o idoso está acamado; se tem incontinência urinária ou se passa a maior parte do tempo deitado. Preferencialmente, use na cama tecidos de algodão ou derivados; evite tecidos sintéticos. Monitorize diariamente para evitar formação de úlceras de pressão, use quando necessário protetor cutâneo. Quando o paciente for portador de incontinência urinária, observe diariamente a região genital e avalie a possibilidade de usar coletor ou bolsa coletora. Preferencialmente use no banho do idoso sabão liquido neutro. As alterações visíveis na pele dos indivíduos na terceira idade são alterações provenientes do próprio processo de envelhecimento cutâneo, bem como conseqüência da constituição genética, fatores ambientais, repercussão cutânea do envelhecimento de outros órgãos ou, ainda, efeitos de doenças da própria pele ou sistêmicas. Distinguem-se, no entanto, dois fenômenos: o envelhecimento cutâneo propriamente dito e o envelhecimento de pele devido à radiação ultravioleta, conhecido como fotoenvelhecimento. De uma maneira geral, as alterações principais incluem: secura, aspereza, rugas, flacidez, uma variedade de lesões benignas e, por fim, as neoplasias malignas. A diminuição na taxa de renovação celular (30% a 50% entre a terceira e oitava década de vida) e reparação de pele elevam o tempo de cicatrização das feridas que pode chegar a duas ou três vezes mais do que o de uma pessoa jovem.

Leia mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
18
Jun
Uso excessivo de celular e tablets pode provocar lesões nas mãos
Postado por: Anacley Souza / 15:14h

O uso excessivo de smartphone e tablet podem causar lesões sérias nos polegares, punhos e mãos, decorrentes dos movimentos excessivos e repetitivos dos músculos e tendões. O ortopedista Fabiano Nunes Faria, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, afirma que o hábito de usar os aparelhos eletrônicos com frequencia pode gerar inflamações locais, como a tenossinovite. A inflamação é decorrente da repetição dos movimentos, que gera um aumento no atrito dos tendões com sua membrana. Quanto mais cedo o uso dos gadgets é iniciado, maior é o risco de lesão, segundo o especialista, já que o esqueleto das crianças ainda está em formação. Os polegares são mais afetados quando está relacionado ao uso de celular, e a musculatura do dedo não está acostumada ao envio de mensagens e telas sensíveis ao toque.

Comente agora
18
Jun
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus revalida título de Acreditado Pleno Nível 2 e ISO 9001 /2008
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:46h

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, um hospital no interior da Bahia, possui uma qualidade  que não deixa nada a dever aos outros hospitais que temos no sul do país, absolutamente nada!                                                                                   

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) mantém o título de Acreditado Pleno Nível 2, uma certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e ISO 9001/2008  que atesta padrão de gestão com base em resultados e de assistência aos pacientes externamente reconhecidos. Os indicadores, planejamento estratégico da instituição,  gestão de pessoas, os protocolos, além da responsabilidade e o comprometimento com a segurança, ética profissional, com os procedimentos e com a garantia de qualidade do atendimento à população, foram alguns dos critérios avaliados durante a auditoria realizada entre os dias 09 a 12 de junho de 2014.

De acordo com a coordenadora de Gestão da Qualidade do hospital Elenildes Bastos, o objetivo da auditoria de manutenção é avaliar se a instituição mantém os requisitos e padrões referentes ao manual da ONA. “Após a conquista do primeiro certificado, em 2013, são realizadas auditorias de manutenção a cada oito meses, pois se trata de a um programa de educação continuada e voluntário”, explicou Elenildes Bastos.

Comente agora
18
Jun
Ficar muito tempo sentado aumenta riscos de câncer
Postado por: Letícia Oliveira / 07:28h

Ficar muito tempo sentado aumenta risco de desenvolver câncer, além de doenças como diabetes e problemas cardíacos, apontou uma pesquisa da Universidade de Regensburg, na Alemanha. O estudo, que avaliou dados de 43 levantamentos feitos com mais de quatro milhões de pessoas e 70 mil casos de câncer, concluiu que a cada duas horas extras sentado diariamente aumenta em 10% as chances de ser diagnosticado com câncer. Os tipos da doença que mais aumentam por causa disso são no intestino, endométrio (revestimento do útero) e pulmão. As informações são do site inglês Daily Mail. O mais preocupante do estudo é que este número se mantém o mesmo tanto para pessoas sedentárias quanto para quem pratica atividades físicas regularmente. O determinante é mesmo o tempo que as pessoas ficam sentadas, independente dos exercícios que fazem quando estão ativas. Para cada duas horas extras sentadas a chance de as mulheres terem câncer de endométrio aumenta em 10%. O mesmo tempo extra na cadeira equivale a um aumento de 8% de chance de ter câncer no intestino e 6% de pulmão.

Comente agora
17
Jun
Cantor Jorge Aragão é internado no Rio de Janeiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:54h

Jorge Aragão foi internado nessa segunda-feira (16) em um hospital da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O cantor teria apresentado problemas de coração e passado mal em sua residência. Nenhum boletim médico foi liberado à imprensa sobre o estado de saúde do músico até o momento. No ano passado, Jorge Aragão já passou por uma cirurgia para desobstruir vasos sanguíneos do coração. (Extra)

Comente agora
17
Jun
Anvisa suspende lote de Omeprazol
Postado por: Anacley Souza / 18:59h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira a suspensão do lote 0909108 do medicamento Omeprazol 10 mg, com 14 cápsulas. Segundo a agência, o fabricante, o Laboratório Teuto Brasileiro S.A, informou que o medicamento apresenta cápsulas de 20 miligramas, em vez de 10 miligramas, conforme indicado na embalagem. O Omeprazol é indicado para tratar certas condições em que ocorra muita produção de ácido no estômago, como úlcera gástrica e refluxo gastroesofágico. A empresa já informou à agência ter iniciado o recolhimento voluntário desse lote do medicamento. (Veja)

Comente agora
17
Jun
Rótulos de remédios precisam indicar substâncias que podem causar alergia
Postado por: Anacley Souza / 18:26h

Com o objetivo de alertar pais sobre a presença de alimentos capazes de provocar alergia, os chamados alergênicos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), propôs uma consulta pública para definir mudanças nos rótulos destes alimentos. A proposta de nova norma para a rotulagem está disponível no portal da Agência e as sugestões devem ser enviadas via internet através do preenchimento de um formulário dentro do prazo de 60 dias. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, atualmente no Brasil, 8% das crianças têm algum tipo de alergia alimentar. A pequena Júlia Reis, de apenas seis anos, possui restrições quando o assunto é comida. Logo nos primeiros dois anos de vida, o problema da criança foi diagnosticado. “Ela tinha prisão de ventre em estado avançado e muita dificuldade para fazer as necessidades fisiológicas. Sofria sempre que precisava ir ao banheiro”, conta a tia da menina, Lívia Reis, 31 anos. Para iniciar um tratamento foi necessária a ajuda de um gastropediatra, que proibiu diversos alimentos para a menina. “Vários alimentos foram cortados da alimentação dela e um processo rigoroso de dieta foi iniciado. Júlia só podia comer alimentos integrais e muitas vezes não podia experimentar o bolo do próprio aniversário”, lembrou. Para que pais de outras crianças que tenham problemas semelhantes tenham facilidade na hora de escolher os alimentos, a proposta da Anvisa é listar algumas chamadas substâncias nocivas nas embalagens dos produtos como: cereais com glúten, crustáceos, ovo, peixe e amendoim; o leite, a soja, castanhas em geral, nozes e os sulfitos.

Comente agora
17
Jun
Pesquisadores da USP desenvolvem nova molécula para tratamento de doença de Chagas
Postado por: Anacley Souza / 14:13h

Uma nova molécula para tratamento da doença de Chagas está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). A nova substância, de acordo com a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Ivone Carvalho, é menos tóxica e mais eficiente no tratamento do que os medicamentos usados atualmente. “Nesses estudos, ela mostrou uma resposta interessante. Não foi tóxica para a célula. Teve maior atividade para matar o parasita do que o próprio fármaco”, afirma. O estudo é baseado na estrutura do benznidazol, remédio utilizado no Brasil para combater o Trypanossoma cruzi, parasita transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro e causador da doença. Ivone explica que a ideia é aperfeiçoar o tratamento. Segundo a pesquisadora, o tratamento utilizando atualmente é antigo e tem problemas de toxicidade e ineficácia na fase crônica. Além de ser resistente ao tratamento. Os sintomas da doença são febre e mal-estar, podendo ser confundidas com outras enfermidades. Se a doença não for tratada corretamente, o paciente pode desenvolver a forma crônica da doença, quando Trypanossoma se hospeda nos tecidos e pode causar o crescimento de órgãos como o coração e o esôfago. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, existem entre 2 e 3 milhões de pessoas infectadas, a maior parte está na fase crônica. A Agência da USP de Inovação já patenteou a molécula. A nova substância deverá ter menos efeitos colaterais do que a usada hoje, que causa enjôos e dores estomacais. O próximo passo serão os testes com camundongos, a serem feitos na Faculdade de Medicina da USP.

Comente agora
17
Jun
Pais de bebê que precisa de cirurgia pedem na Justiça prisão de ministro Arthur Chioro
Postado por: Anacley Souza / 13:23h

A família da bebê Sofia Gonçalves de Lacerda, de cinco meses, entrou com um pedido de liminar, nesta segunda-feira (16), no TRF (Tribunal Regional Federal) de São Paulo, pedindo a prisão do ministro da Saúde, Arthur Chioro, por conta do descumprimento de uma decisão do próprio TRF que determina a transferência imediata da menina para os Estados Unidos para a realização do transplante multivisceral que a menina precisa para sobreviver. Na liminar, a família pede também o bloqueio de R$ 2,4 milhões das contas da União, dinheiro necessário para o pagamento do procedimento, e pede que o Ministério Público processe o ministro por prevaricação. "Eles não cumpriram o prazo, mas ninguém fez nada. Não podemos ficar parados, esperando. É um caso de extrema gravidade e essa é a forma que encontramos para demonstrar isso", disse o advogado Miguel Navarro, que representa a família no caso. Sofia sobre com síndrome de Berdon, uma doença rara que provoca problemas no intestino, bexiga e estômago. Ela precisa de um transplante multivisceral e a família quer que a bebê seja operada nos Estados Unidos porque no Brasil a cirurgia pelo SUS ainda é experimental. Nenhum procedimento do tipo foi feito no País e há apenas pesquisas sobre o assunto.

Quadro:  O hospital Samaritano, de Sorocaba (99 km de São Paulo), onde a menina está internada, emitiu nota oficial ontem onde informou que o quadro dela se agravou nos últimos dias.

Comente agora
17
Jun
Goma e adesivo que ajudam a parar de fumar causam câncer
Postado por: Letícia Oliveira / 10:35h

Adesivos de nicotina têm ajudado muitos fumantes a largar o vício, mas uma nova pesquisa sugere que eles podem fazer mais mal do que bem. Um estudo realizado pelo Instituto de Bioinformática de Virginia, nos EUA, descobriu que a nicotina por si só poderia causar câncer, portanto, o uso dos adesivos é um risco. As informações são do Daily Mail. A nicotina é uma das 4 mil substâncias químicas encontradas na fumaça do cigarro. Embora muitos desses produtos químicos sejam reconhecidos como cancerígenos, até o momento a nicotina foi considerada viciante. Ela é muito utilizada em produtos de apoio ao abandono do vício, em adesivos, gomas de mascar e cigarros eletrônicos. O estudo recente descobriu que a nicotina provoca alterações celulares, fazendo com que aconteçam mutações nas células expostas à substância. (Terra)

Comente agora
17
Jun
Campanha alerta em cidades-sede da Copa para os riscos da hepatice C
Postado por: Letícia Oliveira / 08:50h

Com o início da Copa do Mundo, foi dada a largada em uma campanha de prevenção à Hepatite C nas 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo. Sob o título “Hepatite C tem cura. Seja um Campeão. Vença esse jogo”, a ação é capitaneada pela ONG “C Tem Que Saber C Tem Que Curar” – formada a partir de uma associação de pacientes com Hepatite C –, e conta com a participação de outras ONGs voltadas para o combate à doença espalhadas pelo País. A campanha tem por objetivo conscientizar turistas brasileiros e estrangeiros, ao longo do campeonato mundial, sobre os riscos da doença, as formas de contágio e como diagnosticá-la precocemente. Para tanto, estão sendo distribuídas 3,6 milhões de cartilhas informativas, em português e inglês, que estão disponíveis em hotéis, pontos de táxi, restaurantes e aeroportos das 12 cidades-sedes. A Hepatite C é uma doença silenciosa que atinge, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 150 milhões de pessoas no mundo, sendo 3 milhões somente no Brasil. Esses números chegam a ser cinco vezes maiores do que os de pessoas portadoras do HIV, que atinge cerca de 630 mil brasileiros e 33,5 milhões de pessoas no planeta. Segundo dados da ONG “C Tem Que Saber C Tem Que Curar”, de cada 50 brasileiros um tem Hepatite C sendo que, entre os portadores da doença, 95% não sabe que a possui devido à ausência de sintomas.

Comente agora
16
Jun
Dieta com jejum pode ajudar a reduzir colesterol, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 21:23h

Dietas que envolvem jejum podem ajudar a reduzir colesterol, de acordo com pesquisadores do Instituto do Coração Intermoutain, em Utah. O hábito periódico de jejuar impulsiona um processo biológico que transforma o colesterol ruim em células de gordura para fornecimento de energia. As informações são do Daily Mail. Após 10 horas sem comer, o corpo começa uma varredura por outras fontes de energia. Segundo o pesquisador Benjamin Horne, “o jejum tem potencial para se tornar uma ação importante contra diabetes”. Pesquisas anteriores associaram o jejum a baixos níveis de glicose e perda de peso. O estudo foi realizado com voluntários pré-diabéticos com idades entre 30 e 69 anos. A dieta 5x2 permite alimentação normal durante cinco dias na semana e controlada nos outros dois. Em seis semanas praticando o método, foi observada queda em 12% do colesterol ruim. (Terra)

Comente agora
16
Jun
Sérgio Reis deixa UTI e já vê jogo da Copa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:09h

Sérgio Reis deixou a UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, "um pouco antes do início do jogo Portugal e Alemanha". Ao lado de seu empresário William Wagner, o cantor sertanejo "está no quarto assistindo ao jogo e logo falará com os fãs", afirmou ao G1. Sérgio Reis passou mal ao chegar a São Carlos, no interior de São Paulo, na tarde de sábado (14). No domingo (15), ele foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein. Os médicos constataram uma taquiarritmia (aceleração da frequência cardíaca, na qual o coração ultrapassa 100 batidas por minuto). A mulher do cantor, Ângela Márcia, disse que o marido esqueceu de tomar por cinco dias um remédio de uso contínuo para um problema cardíaco, como mostrou o "Bom Dia São Paulo" desta segunda-feira (16). "Ele acabou na correria do dia a dia, com muito trabalho, me deixando sem saber que não estava tomando o remédio. Agora, ele falou que já fazia cinco dias que estava sem o remédio", disse Ângela Márcia.No domingo, o mpresário do músico, William Wagner, disse ao G1 que, por volta do meio-dia, o coração do artista se estabilizou naturalmente. "[Ele] está comendo, conversando e atendendo os amigos pelo celular". Sérgio Reis ainda conseguiu acompanhar o jogo entre Suíça e Equador pela Copa do Mundo. Segundo o empresário, os shows do sertanejo não serão cancelados. O próximo está marcado para esta quinta-feira (19), em Minas Gerais.

Comente agora
16
Jun
Lavar frango aumenta risco de intoxicação alimentar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:30h

A prática de lavar frango cru aumenta o risco de intoxicação alimentar, alerta a Food Standards Agency (FSA), agência de segurança alimentar britânica. O processo de lavagem espalha bactérias Campylobacter nas mãos, roupas e em utensílios e superfícies de cozinha, devido ao espirro de gotas de água. Na verdade, não há necessidade de lavar o frango, pois a bactéria morre quando ele é bem cozinhado ou assado. Conhecida como bactéria retorcida, a Campylobacter é a forma mais comum de intoxicação alimentar na Grã-Bretanha, e a maioria dos casos é proveniente de aves contaminadas. Os sintomas incluem diarreia, dores de estômago, cólicas, febre e mal-estar geral. A maioria das pessoas só fica doente por alguns dias, mas a doença pode levar a problemas de saúde a longo prazo, como a síndrome do intestino irritável e a síndrome de Guillain-Barre, uma doença grave do sistema nervoso. A Campylobacter também pode matar - os que correm maior risco são crianças menores de cinco anos ou idosos. A britânica Ann Edwards disse à BBC que ficou completamente paralisada ao contrair a bactéria 17 anos atrás, quando tinha quase 50 anos, e desde então não trabalha mais.

Comente agora
16
Jun
Cidadão denuncia mais um caso de negligência no Hospital Luís Argolo em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:11h

Mais um caso de negligência médica foi denunciado contra o Hospital Maternidade Luís Argolo em Santo Antônio de Jesus. Segundo cidadão de prenome Luciano em entrevista a Andaiá FM na manhã desta segunda feira (16), sua esposa foi encaminhada a Unidade de Saúde sentindo fortes dores e contrações, mas teve o pedido de atendimento negado pelo médico plantonista. Segundo informou, sua companheira necessitava com urgência passar pelo procedimento de cesariana devido às complicações durante o período de gravidez. Disse ainda, que na última quinta-feira ela chegou ao Hospital sentindo fortes dores e os médicos queriam realizar o parto normal. Ainda de acordo o denunciante, o nascimento de seu filho só foi realizado no sábado após uma intervenção de outro profissional que viu a necessidade do procedimento cesárea de urgência, “nem mesmo com o apoio da doutora queriam fazer o parto e ainda alegaram dizendo que iriam fazer como em outras cidades que sempre dizem que não ter vagas”, relatou. Indignado o cidadão comentou que a saúde pública sofre com o descaso de alguns profissionais que segundo entende, os médicos deveriam manter a vida e não retirá-la, “queriam deixar que o parto de minha esposa só acontecesse na segunda, se assim fosse ela e a criança morreriam, glorifico a Deus por ter mandado o Auxílio da Dra. Valdice, porque se não fosse por ela coisa pior poderia acontecer”, completa.

 Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

4 comentários
16
Jun
Plantão de emergência do Hospital Regional das últimas 48h
Postado por: Anacley Souza / 09:38h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Renildo de Jesus, 63 anos, residente na Rua São Gerônimo, em Santo Antônio de Jesus, vítima de tentativa de homicídio por arma branca. O crime foi relatado no Posto da Polícia Militar lotado na Unidade onde segue investigação. o quadro de saúde da vítima não foi divulgado.

- Jonatas Oliveira Souza, 24 anos, residente na Rua da Independência em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do Hospital Regional após sofres acidente automobilístico. Com várias escoriações pelo corpo, Jonatas permanece internado em observação.

-Romildo Santos de Jesus, 45 anos, residente na Rua Aracaju, foi vítima de tentativa de homicídio por arma branca. Atingido por um golpe de faca, o mesmo foi socorrido por populares e encaminhado para a emergência do Hospital Regional, onde permanece internado. È desconhecido autoria e motivação do atentado. O crime foi relatado no Posto Policial lotado na Unidade onde segue investigação.

- Gervásio Rodrigo de Oliveira, 19 anos, residente na Rua da Bandeira, deu entrada na emergência do Hospital regional após se envolver em um acidente automobilístico. Com diversas escoriações o mesmo continua internado aguardando avaliação médica.

2 comentários
16
Jun
Schumacher deixa estado de coma e tem alta de hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:55h

O ex-piloto alemão Michael Schumacher deixou o estado de coma na manhã desta segunda-feira (16), de acordo com um comunicado oficial de sua assessoria de imprensa. Schumi estava internado desde o dia 29 de dezembro, após um acidente em uma pista de esqui. O piloto deixou o hospital em Grenoble, na França, onde passou os últimos seis meses. O local para onde Schumacher foi transferido não foi divulgado. No comunicado, a família agradeceu aos médicos, funcionários do hospital e fãs pelo apoio ao alemão. (Terra)

Comente agora
16
Jun
Clínicas populares são opção ao SUS e à carestia dos planos de saúde; compare preços
Postado por: Anacley Souza / 07:18h

Sair de casa ainda de madrugada para garantir uma consulta e a realização de um exame, ou ainda buscar uma clínica da rede credenciada do plano de saúde que só tem vaga para um mês depois do dia que você tenta incessantemente marcar. Se por um lado, o Sistema Único de Saúde (SUS) não atende a contento, por outro, as queixas relativas ao atendimento e à oferta de serviços pelos planos de saúde são cada dia maiores, assim como as taxas de reajustes aplicados pelas seguradoras. Maria José Serpa Santos, de 59 anos, tem um plano de saúde que não cobre a consulta com o médico dela. Na última semana, ela escolheu uma clínica no bairro da Liberdade, a Sim, para realizar os exames e o atendimento que precisava. Se fosse pagar por uma consulta ao cardiologista sem o plano de saúde, a funcionária pública aposentada desembolsaria, no mínimo, R$ 200. Em uma clínica popular, o valor caiu para R$ 80. “O preço é muito acessível, eu economizo 100% ou até mais” (sic), contou. Além das consultas com o neurologista e o cardiologista, fez também exames, incluindo uma ressonância magnética que custou R$ 600. Em outras clínicas, a soma de todos os serviços poderia ultrapassar R$ 1,2 mil. Nos bairros mais populares da capital, há dezenas de outras clínicas desse tipo. O conceito delas é quase sempre o mesmo: oferecer serviço médico de qualidade, a preços populares, atendendo principalmente uma clientela que não possui plano de saúde ou que não aguenta mais as filas e a longa espera pelo SUS.

Comente agora
15
Jun
Cirurgião do Reino Unido implanta menor e mais leve marca-passo do mundo
Postado por: Anacley Souza / 15:51h

Em um procedimento realizado no Hospital Geral de Southampton, no Reino Unido, o cirurgião John Morgan implantou um minidispositivo de dois gramas em um paciente com problemas cardíacos. É a segunda vez que uma cirurgia do tipo é realizada. A primeira aconteceu em dezembro de 2013, na Áustria. Estes procedimentos fazem parte de um estudo que envolverá 780 pessoas para avaliar o modelo desenvolvido pela indústria Medtronic. Os primeiros marca-passos chegavam a pesar 500 gramas, hoje existem alguns entre 10g e 30g, mas a nova tecnologia conseguiu diminuir ainda mais o peso e tamanho do aparelho que ajuda o coração a bater dentro do ritmo e bombear a quantidade de sangue suficiente para o funcionamento normal do corpo. Uma das principais vantagens do aparelho mais moderno é a ausência dos fios que conduzem os sinais elétricos para dentro do coração. Além disso, a nova tecnologia possibilita a implantação sem necessidade de cirurgias. Ele chega ao coração através de um cateter introduzido na virilha, enquanto os convencionais são implantados cirurgicamente sob a pele, na altura do ombro, com fios inseridos no interior do coração. Ainda em fase experimental, o minimarca-passo tem limitações. Por enquanto funciona para 15% das pessoas com alterações nos batimentos do coração, porque estimula só uma câmara cardíaca e em muitos casos, é preciso que o impulso elétrico alcance outras áreas do órgão.

Comente agora
15
Jun
Salvador: Crise financeira no Hospital Espanhol
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 15:16h

O Hospital Espanhol encontra-se em complicada situação financeira. Uma greve de funcionários por falta de salários fechou a unidade de saúde. Fala-se na venda dos seus imóveis e grande terreno, em troca da construção de um hospital menor em área mais distante. Mais uma área que vai acabar virando outro conjunto de espigões para complicar a circulação na região. 

Comente agora
15
Jun
Cantor Sérgio Reis passa mal e é internado em hospital de São Carlos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:57h

O cantor Sérgio Reis passou mal em São Carlos (SP), no início da noite deste sábado (14), e foi levado às pressas para a Unimed da cidade. O hospital não deu detalhes sobre o estado de saúde do cantor. Ele deverá ser transferido ainda neste sábado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde, na cidade, e seguir para a capital paulista na manhã deste domingo (15). Os produtores do cantor informaram que o estado dele não é grave. Ainda segundo eles, Sérgio Reis toma remédio para o coração, mas estava há dois dias sem o medicamento porque teria se esquecido. O cantor passará por uma bateria de exames e, somente após os resultados, a equipe médica vai divulgar o quadro clínico do artista. Sérgio Reis faria um show na cidade na noite deste sábado com o também cantor Renato Teixeira. Ambos se apresentariam em uma festa junina no Clube São Carlos. (G1)

Comente agora
15
Jun
Movimento quer que inseminação seja bancada por planos de saúde
Postado por: Anacley Souza / 11:51h

Um movimento criado neste ano pretende pressionar a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que regula os planos de saúde, para que a reprodução assistida seja incluída no rol de procedimentos oferecidos para tratamentos da infertilidade nos convênios. O grupo Tratamento de Infertilidade para Todos conta com o apoio de entidades médicas como AMB (Associação Médica Brasileira), CRM (Conselho Regional de Medicina) e a Febrasgo (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia). Newton Eduardo Busso, médico ginecologista e presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Febrasgo, afirma que a ANS interpreta equivocadamente a lei quando retira a inseminação artificial (o processo mecânico de injetar o espermatozoide no óvulo) dos procedimentos para reprodução garantidos aos pacientes. "A lei de 2009 [11.935] já diz que os planos de saúde devem dar acesso aos tratamentos de planejamento familiar, ou seja, tanto para quem quer engravidar quanto evitar a concepção. Há muitos casais que têm de pagar uma clínica particular para fazer o procedimento, mesmo tendo um convênio", diz. A questão é que a legislação não cita nominalmente a inseminação artificial. O conflito se dá porque existe uma lei, de 1998, que exclui a inseminação do rol de procedimentos que têm de ser cobertos pelos planos de saúde. É nela que a ANS se apoia para justificar o fato de não obrigar os convênios a pagarem os custos desse tratamento. De acordo com a advogada Andrea Lazzarini, especialista em direitos da saúde, a reprodução assistida deveria constar como direito do paciente que tem plano particular.

Comente agora
15
Jun
Técnicos dão previsão de 30 dias para instalação de tomógrafo do Hospital Clériston Andrade
Postado por: Anacley Souza / 10:06h

Técnicos da empresa responsável pela implantação de novo tomógrafo no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, iniciaram o processo de instalação do equipamento, com previsão de conclusão de 30 dias. O aparelho foi adquirido em janeiro deste ano pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com objetivo de ampliar a qualidade do serviço de saúde nas unidades da Bahia. Desde então técnicos realizaram estudos e visitas técnicas para a adequação de uma sala especifica para instalação do equipamento. (Bahia Notícias)

Comente agora
14
Jun
Vício em comer é um problema real, segundo estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:44h

É comum achar que as pessoas que não conseguem se controlar e comem a toda hora fazem isso por não terem força de vontade, e usam como 'desculpa' um possível vício. No entanto, segundo estudos recentes, o problema pode ser verdade. As informações são do Daily Mail. Os pesquisadores descobriram que mulheres acima do peso são instintivamente mais estimuladas por imagens de comida e têm, de fato, menos força de vontade. Claus Voegele, professor de psicologica da Universidade de Luxemburgo, disse que "todos os vícios são similares no sentido de o paciente desejar aquele sentimento bom recebido pelos neurotransmissores, criado quando se come, joga, fuma, fazem sexo ou se drogam". Os testes foram feitos com mulheres 3 horas depois de comerem ou imediatamente após terem feito uma refeição. Algumas imagens apareciam aleatoriamente na tela do computador, de comidas e objetos, e elas deveriam simplesmente clicar nas imagens o mais rápido possível. Constatou-se que as voluntárias com problemas de peso eram mais devagares. Muitas delas disse que o teste deu vontade de comer, não importando há quanto tempo elas estivessem sem comer. "Isso sugere que algumas pessoas têm uma predisposição psicológica ou até instintiva a 'beliscar'", disse o professor.

Comente agora
14
Jun
Hormônios podem ser culpados pela obesidade crescente entre homens
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:28h

Um desequilíbrio nos hormônios sexuais femininos nos homens pode estar contribuindo para os altos níveis de obesidade masculina em países ocidentais, de acordo com uma nova pesquisa publicada na versão on-line do periódico PLoS ONE. Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, sugerem que o aumento no número de homens obesos poderia estar ligado à exposição a substâncias – usadas na indústria e presentes na soja, no plástico e no PVC, por exemplo – que imitam os efeitos do estrogênio, o hormônio sexual feminino. Esses produtos são cada vez mais consumidos em países desenvolvidos. Os autores do estudo compararam as taxas de obesidade entre homens e mulheres de todo o mundo, além de levar em conta o PIB (Produto Interno Bruto), para determinar o impacto da riqueza sobre a obesidade. Eles descobriram que, embora no mundo em desenvolvimento a obesidade seja mais frequente entre as mulheres, no mundo desenvolvido o cenário é completamente diferente. Em países da Europa, assim como nos Estados Unidos e na Austrália, as taxas de obesidade entre homens e mulheres são muito mais próximas. E, em alguns deles, o excesso de peso chega a ser mais frequente para o sexo masculino.

Comente agora
14
Jun
Goma e adesivo de nicotina podem provocar câncer, segundo estudo
Postado por: Anacley Souza / 16:40h

Adesivos de nicotina têm ajudado muitos fumantes a largar o vício, porém, uma nova pesquisa sugere que eles podem fazer mal à saúde. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que a substância por si só poderia causar câncer. A informação é do site Daily Mail. De acordo com pesquisadores do Instituto de Bioinformática Virgínia, esta é a primeira vez que medem diretamente o número de variações genéticas causados ​​apenas pela nicotina. Isso mostra que a nicotina por si só pode sofrer mutação do genoma e desencadear um estado de cancro. Até agora, a nicotina era considerada apenas como viciante. O diretor de Informática e Sistemas Médicos Divisão do instituto Harold Garner disse que os novos estudos irão se concentrar nos efeitos da exposição em longo prazo. (Revista Nossa Saúde)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com