As comentadas


Boa noite , Domingo, 31/07/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

16
Abr
Médicos pedem suspensão da 'pílula do câncer' no STF
Postado por: Anacley Souza / 17:27h

A Associação Médica Brasileira (AMB) protocolou na sexta-feira (15) uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) e mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão imediata da lei que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer." A lei foi sancionada pela presidente Dilma Rouseff e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14). Para o coordenador jurídico da AMB, Carlos Michaelis Júnior, há uma “desconhecimento amplo acerca da eficácia e dos efeitos colaterais da substância". Já o presidente da AMB, Florentino Cardoso, diz que todas as orientações e alertas científicos das comunidades médicas foram ignorados. Na ADI de número 5501, a AMB diz que a liberação da substância sem que sua efetividade tenha sido clinicamente comprovada é incompatível com a Constituição, pois não garante aos brasileiros os direitos à saúde, à segurança e à vida, além do princípio da dignidade da pessoa humana. A associação argumenta ainda que a não realização de testes clínicos da fosfoetanolamina em seres humanos fere a Lei 6.360/76, que prevê três fases de análises antes da concessão do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de não autorizar a comercialização da sustância, a Anvisa informou não ter como garantir se ela pode ou não trazer riscos à saúde de quem a ingerir. "Com o produto estando fora do ambiente regulatório, não há como a Anvisa fiscalizar o processo de fabricação e distribuição, o que também resulta em riscos sanitários para a população.

Comente agora
16
Abr
Programa Mais Médicos abre inscrição para novos municípios
Postado por: Anacley Souza / 14:36h

Municípios que estão de fora do Mais Médicos poderão aderir ao programa do Ministério da Saúde e solicitar vagas para médicos na atenção básica. A informação está em editais publicados na edição de sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. O programa não abre adesão a novos municípios desde janeiro de 2015. Segundo o Ministério da Saúde, para a concessão de vagas do programa a novos municípios serão obedecidos critérios já definidos anteriormente em resolução, como a estimativa da população que necessita ser coberta pela atenção básica em saúde, a quantidade de equipes necessárias para atendimento de 100% da população com maior prioridade, o teto de financiamento do ministério para equipes de Saúde da Família e a infraestrutura física das unidades básicas de saúde. Atualmente, 4 mil municípios participam do Mais Médicos. “Alguns municípios têm nos procurado para aderir ao programa”, disse o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto. De acordo com o secretário, a tendência é que municípios maiores que já integram o Mais Médicos necessitem cada vez menos dos profissionais do programa, abrindo espaço para novas adesões. Segundo Pinto, o aumento de vagas nos cursos de medicina e na residência médica, além de médicos que participaram do programa e decidiram permanecer no local em que trabalharam são fatores que contribuem para que os municípios maiores precisem de menos médicos do programa. “A tendência é o programa se deslocar para periferia do país, que tem mais dificuldade de atração de médicos do que as grandes cidades”, disse.

Vagas - Além da chamada a novos municípios, o Ministério da Saúde abrirá vagas para 1,4 mil médicos. A intenção é repor os profissionais que desistiram do programa ou terminaram o período de atendimento, que vai de um a três anos. Os municípios que tiverem vagas de médicos ociosas e as cidades interessadas em ingressar no programa devem realizar ou renovar a adesão por meio do sistema de gerenciamento do Mais Médicos, entre os dias 15 e 20 de abril.

Comente agora
16
Abr
Secretário da Saúde afirma que é preciso rever custos para garantir funcionamento das UPAs
Postado por: Anacley Souza / 12:01h

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, em uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), afirmou a Sesab não terá dinheiro para manter o sistema que construíram para garantir o amplo acesso a saúde a população. Durante a reunião realizada na última quinta-feira (14), o gestor da pasta afirmou que é “preciso rever os custos, é preciso ter cuidado com cada real que é aplicado para que a gente possa manter as UPAs[Unidades de Pronto Atendimento] abertas, manter as emergências abertas, manter os hospitais funcionando, para não fechar enfermarias, para pagar os funcionários em dia e continuar ofertando a saúde que a população merece, mas a gente não tem a capacidade de oferecer, na quantidade, na qualidade que nós gostaríamos”. Villas-Boas pediu atenção dos participantes da reunião para gravidade “do momento que a saúde pública, em especial, vem enfrentando. “Eu tenho a esperança, não posso dizer que é a convicção, mas tenho a esperança que nós próximos meses, com a resolução da crise política, nós possamos ter mais energias dedicada a repensar a forma de financiamento do Sistema de Saúde, e obter dos excelentíssimos senhores, deputados e senadores, um pouco mais de bom senso e compreensão da necessidade de nós encontrarmos uma forma de alimentar o sistema, que estão com as fontes já, constitucionalmente, desfeitas”, afirmou. O secretário ainda informou que a pasta tem feito um esforço para “reduzir ao máximo as margens dos nossos contratos com fornecedores, negociando, revendo gastos, revendo investimentos, para que nós possamos manter o sistema de pé e honrar o que foi compromisso do governador no ano passado”.

Comente agora
16
Abr
Saiba por quanto tempo você pode usar a cinta pós-parto
Postado por: Anacley Souza / 10:37h

Durante a gravidez, o foco das futuras mamães é garantir o bem-estar da criança. Depois do nascimento, porém, muitas sofrem com problemas de autoestima, por conta das mudanças que ocorrem no corpo. Para garantir mais firmeza, há quem recorra ao uso da cinta-pós parto. De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, a decisão por utilizar ou não o acessório é uma escolha muito particular de cada mulher. Ele destaca, porém, que o uso não muda o prognóstico do retorno do útero e da barriga ao que era antes.

Como usar cinta pós-parto:  Inicialmente, é necessário entender que todas as mudanças corporais que se desenvolveram ao longo de nove meses não vão se desfazer de uma hora para outra. Trata-se de um processo gradual. Imagine sua barriga como um balão que se encheu à medida que o bebê cresceu. Depois do parto, ela não é estourada de uma vez, o ar sai aos poucos. Assim que o bebê nasce, já começam a atuar sobre o útero alguns hormônios que o auxiliam a voltar ao seu tamanho original, em um processo que dura cerca de um mês.

Comente agora
15
Abr
Zika pode ficar "escondido" no corpo e ressurgir meses depois, dizem pesquisadores brasileiros
Postado por: Anacley Souza / 21:35h

Em estudos preliminares, cientistas avaliam a possibilidade de o zika vírus ter a capacidade de se reativar no organismo, ou seja, de permanecer “guardado” no corpo depois de uma primeira infecção, e ressurgir algum tempo depois, causando novo episódio da doença. Deste modo, o zika se tornaria uma patologia crônica, como é o caso da Aids, do câncer e do diabetes, por exemplo. Nesta sexta-feira (15), em São Paulo, durante prévia da conferência internacional Bridging the Sciences, que será realizada em Atlanta (EUA) em maio, médicos de universidades brasileiras e da indústria farmacêutica debateram a criação de medicamentos contra o zika vírus, suas consequências, transmissão e a relação com a microcefalia. Amilcar Tanuri, professor do Departamento de Genética da UFRJ, conta que já há casos de indivíduos que apresentaram sintomas do zika novamente até três meses depois da primeira vez em que buscaram ajuda médica por causa da mesma doença. "Trabalhamos com duas hipóteses: a reativação ou a reinfecção. No caso de reativação, o vírus está no sistema, em algum órgão, em algum reservatório. Estamos tentando desvendar o mecanismo. O que sabemos, é que o vírus fica saindo por um longo período de tempo na urina e no sêmen. Já vimos pacientes voltando ao pronto-socorro com dor articular, edema na mão, e conseguimos isolar o vírus no sangue".

Comente agora
15
Abr
Associação médica vai ao STF para barrar a "pílula do câncer"
Postado por: Anacley Souza / 20:36h

A Associação Médica Brasileira (AMB) informou hoje (15) apresentou ação direta de inconstitucionalidade e mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da Lei 13.269/2016, que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como "pílula do câncer". A lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff foi publicada ontem no Diário Oficial da União. De acordo com a AMB, os pedidos solicitam a suspensão dos efeitos da lei, garantindo o conhecimento científico em prol da sociedade e de forma a não gerar falsas expectativas de sucesso no tratamento do câncer, ou comprometer de maneira irresponsável pacientes com reais chances de cura por tratamentos reconhecidos. A entidade diz que há “o amplo desconhecimento acerca da eficácia e dos efeitos colaterais da substância, incompatível com o direito à saúde, previsto nos artigos 6º e 196 da Constituição Federal”. “Não há justificativa racional para assinatura dessa lei pela presidente. Ela está expondo pacientes a um risco desconhecido e aproveitando-se do desespero de alguns para, de maneira demagógica, apresentar falsa solução à desassistência reinante no setor saúde, que só piora ao longo dos anos. Pacientes com câncer estão morrendo por falta de diagnóstico e tratamento, por completa falência do SUS", diz o presidente da AMB, Florentino Cardoso, em nota divulgada à imprensa.

Comente agora
15
Abr
Vacinas contra gripe estarão nos postos a partir de segunda
Postado por: Anacley Souza / 20:16h

A partir da próxima segunda-feira, 18, as 136 salas de vacina da rede municipal da saúde estarão disponibilizando as doses da vacina contra gripe na capital baiana. A campanha, que começaria no final do mês, foi antecipada em função do aumento dos casos de H1N1 registrados no início desse ano em Salvador. Em Salvador, a campanha de imunização seguirá até 20 de maio, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h. Mais de 615 mil pessoas que compõe o público alvo na cidade: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade. Em 2016, a chegada antecipada do vírus e a severidade dos casos tem surpreendido os profissionais de saúde do país. Entre janeiro e abril deste ano, 17 casos de H1N1 foram confirmados na capital baiana, com três óbitos. Em 2015, nenhuma ocorrência do vírus foi notificada em Salvador

Comente agora
15
Abr
Vacina contra dengue é recomendada pela OMS
Postado por: Anacley Souza / 19:31h

Um comitê de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta sexta-feira o uso da vacina contra a dengue elaborada pela farmacêutica Sanofi Pasteur nos países onde o vírus é endêmico. A decisão foi feita com base em um parecer do Grupo Estratégico Consultivo de Estratégico de Especialistas (Sage) da OMS, que se reuniu para discutir o assunto em Genebra. A vacina foi aprovada pela Anvisa em setembro e é a única registrada no mundo para combater a dengue. Os especialistas aconselham que, nos países onde a doença é endêmica, a introdução da vacina contra a dengue seja feita como em conjunto com medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika) e a educação contínua das comunidades. A estratégia integrada deve permitir que esses países cumpram os objetivos da OMS de reduzir em 25% a proporção de pessoas infectadas e em 50% a mortalidade da dengue até 2020.

Vacina da dengue - O imunizante da Sanofi, que exigiu 20 anos de pesquisa e um investimento de 1,5 bilhão de euros, foi submetida às autoridades de saúde de cerca de 20 países em 2015, e espera-se que seja apresentada para a autorização a outros 15 países até o fim deste ano.

Comente agora
15
Abr
Programa Saúde nos Bairros chega ao Loteamento Jardim das Árvores (SAJ)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:17h

Neste final de semana acontece mais uma edição do Programa Saúde nos Bairros, que leva atendimento de saúde à população que precisa, com consultas e exames de graça. A Unidade Móvel do Programa estará no sábado (16) e no domingo (17), no Loteamento Jardim das Árvores ( Rua Ipê ). O Programa é uma parceria entre a Associação de Desenvolvimento Comunitário da Cidadania e do Artesanato do Município de Santo António de Jesus (ADECOARTE) e o Instituto Santana, viabilizada pelo mandato do Deputado Rogério Andrade. Para ter acesso aos benefícios do Programa é necessário apenas apresentar a carteira de identidade (RG) e um comprovante de residência. O atendimento começa às 8h,  é gratuito e por ordem de chegada. No total serão oferecidos 100 exames preventivos para as mulheres; 100 consultas com médico clínico e 200 Kits de Laboratório, sendo Hemograma, TGO, TGP, Ureia, Creatinina, T4 LIVRE e TSH para as mulheres; e Hemograma, TGO, TGP, Ureia, Creatinina, PSA e GAMA GT para os homens.

Um comentário
15
Abr
SAJ: "O problema foi na transferência do banco para a conta dos servidores", explica diretora sobre o pagamento do PMAQ
Postado por: Débora Ayane / 16:48h

Nesta sexta-feira (15) por meio de uma emissora de rádio, a Diretora financeira da Secretaria de Saúde do Município, Marlucia Nascimento esclareceu questões relacionadas ao PMAQ, que tem criado certa polêmica no município, onde foi anunciado que o recurso estaria em conta no dia de ontem e de fato aconteceu. Segundo ela, houve a transferência tanto do arquivo da folha, quanto do arquivo financeiro para a conta de salário e por problemas na agencia Bradesco os recursos não foram transferidos de maneira individual para a conta dos trabalhadores da atenção básica. Marlucia e a secretária de saúde Larijane Mercês comprovaram o repasse através de documentos e da folha de pagamento, o repasse foi feito da Secretaria de Saúde do município para a agência do Bradesco, conforme a fala da diretora financeira, não houve negligência e atraso no pagamento, e foi cumprida a palavra da secretária e gestor do município de que este recurso seria transferido até esta sexta-feira. “No reconhecimento da transferência do banco para a conta dos servidores foi onde houve o problema, segundo o Bradesco até meia noite o recurso estará na conta dos servidores da atenção básica que fazem jus a premiação”, disse avisando que é informação do banco que sábado o recurso já estará disponível para movimentação financeira.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
15
Abr
'Dia D' de vacinação contra raiva acontecerá neste sábado 16, em S. A. de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 16:09h

Amanhã, dia 16 é o 'dia D’ da campanha de vacinação de cães e gatos. A secretária de saúde Laurijane Mercês, por meio de uma emissora de rádio nesta sexta (15) reforçou o aviso sobre a vacinação antirrábica 2016 em Santo Antônio de Jesus, que acontecerá neste sábado e todos os donos de cães e gatos do município devem comparecer as unidades de saúde com o seu pet, “estaremos com todas as unidades abertas das 8h às 16h, com profissionais para dar todo apoio e suporte para a realização dessas vacinas. Teremos também dois carros volantes, um na área do Geraldo Sales, Mirante do Andaiá e adjacências, e o outro estará na região do Santa Madalena e adjacências”, divulgou. Sábado é o 'dia D’, mas a campanha durará até o fim do mês, e Mercês disse ainda que a seguir, a partir desta segunda-feira (18) será iniciada a campanha da Influenza H1N1.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
14
Abr
Conjuntivite alérgica aumenta no inverno, alerta especialista
Postado por: Anacley Souza / 23:06h

O inverno está chegando e, com ele, o aumento das chamadas “doenças sazonais”, incluindo alergias causadas pelo tempo seco e pelo contato com ácaros por meio de cobertores e roupas da estação que estavam guardadas. Uma doença comum durante todo o ano - mas que aumenta nesse período - é a conjuntivite alérgica. Consequência de reações alérgicas na membrana que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, a doença provoca uma inflamação. De acordo com o oftalmologista André Rangel, membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), a exposição a ácaros e à fumaça pode provocar esse tipo de conjuntivite, e as pessoas mais propícias a desenvolverem a doença são as que têm histórico de alergias. Alguns cuidados podem evitar o problema: “Lavar a mão e o rosto várias vezes ao dia e expor ao sol os acessórios de inverno que estavam guardados. No entanto, a melhor prevenção é detectar e afastar o agente causador da alergia, além de evitar sempre coçar os olhos, para não causar outros problemas oculares”, explica o médico. Em caso de olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento - principais sintomas da inflamação -, o oftalmologista recomenda que um especialista seja consultado. “Sempre procure um oftalmologista, para o correto diagnóstico e tratamento de acordo com o caso, pois olho vermelho é comum em várias doenças oculares”.

Comente agora
14
Abr
Primeiro caso de transmissão sexual da Zika dos EUA envolveu casal gay, diz agência de saúde
Postado por: Anacley Souza / 22:52h

O primeiro caso de transmissão sexual da Zika nos EUA aconteceu em fevereiro no Texas entre dois homens, confirmou nesta quinta-feira (14) o Centros de Controle de Doenças e Prevenção (CDC na sigla em inglês). A informação é do The Washington Post. O Zika pode ser transmitido via sêmen tanto em relações heterossexuais quanto entre dois homens. O estudo foi publicado em parceria com o Dallas County Health and Human Services. No caso em questão, o paciente inicial viajou no início do ano para a Venezuela e dois dias depois de voltar para Dallas desenvolveu manchas na pele e conjuntivite. Depois que ele teve sexo sem proteção com seu parceiro, este também passou a desenvolver a maioria dos sintomas da Zika, incluindo a conjuntivite. O parceiro dele, chamado na pesquisa de Paciente B, não havia saído do país recentemente e nunca visitou zonas afetadas pela Zika, não estando exposto ao mosquito que transmite a doença. A conclusão é que ele pegou a doença através de transmissão sexual. Amostras de sêmen dos dois pacientes não mostraram sinais do vírus. Por conta disso, ainda não se sabe por quanto tempo o vírus permanece no organismo. A recomendação do CDC é de que casais em que o homem tenha estado em um país afetado pela Zika e tenha sintomas da doenças usem camisinhas ou evitem fazer sexo por pelo menos seis meses. Mesmo aqueles que não apresentem sintomas devem também usar camisinha ou não fazer sexo por pelo menos oito semanas.

Comente agora
14
Abr
Anvisa expressa "preocupação" sobre uso de "pílula do câncer"
Postado por: Anacley Souza / 22:03h

Em seguida à liberação do uso da sustância fosfoetanolina sintética para pessoas com câncer, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) expressou "profunda preocupação" sobre a decisão. A notícia foi comemorada entre doentes e famílias de afetados pela doença. A Anvisa afirmou que "cria-se uma situação de exceção em que pessoas poderão estar expostas a diversos riscos sanitários" ao portal G1. "Com o produto estando fora do ambiente regulatório, não há como a Anvisa fiscalizar o processo de fabricação e distribuição, o que também resulta em riscos sanitários para a população. Afinal, sem os estudos clínicos necessários, não há como assegurar que a fosfoetanolamina é segura e eficaz", finalizou. O Ministério da Saúde divulgou nota oficial em que está participando dos processos para regulamentar a droga. "A regulamentação reforça o estudo da substância, implementando um Comitê Gestor, com o objetivo assegurar e acompanhar a realização de pesquisa científica em terapias inovadoras, garantindo a segurança e a eficácia dos tratamentos contra a neoplasia maligna, além de estimular a pesquisa científica, os testes pré-clínicos e clínicos necessários para o registro sanitário da fosfoetanolamina sintética junto à Anvisa", disse. Em reunião na última terça-feira (12), a Casa Civil havia recomendado que a presidente Dilma Roussef liberasse a substância.

Comente agora
14
Abr
Sapinho em bebês: o que é, como tratar e evitar a infecção
Postado por: Anacley Souza / 19:55h

Algumas noções básicas de higiene geralmente são importantes para combater contaminações causadas por fungos. Existem casos, no entanto, em que o problema surge devido a uma queda nas defesas do pequeno. As mães, principalmente as que estão amamentando, devem ficar atentas. Isso porque elas também estão sob risco de contaminação. Veja abaixo como barrar esse problema.

O que é?
O nome científico do sapinho é monilíase. Trata-se de uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans, o mesmo da candidíase. Ela pode aparecer na boca - língua, gengivas, parte interna das bochechas e até nos lábios - ou na região perineal, a área que é coberta pela fralda. "O aspecto do sapinho é o de um restinho de leite que não sai", afirma Maria Aurora Brandão, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. No períneo, ele costuma se manifestar na forma de bolinhas avermelhadas. Elas normalmente não geram incômodo, mas, em casos mais graves, podem causar dor, irritação e coceira.
 
Quais são as causas?
Nosso organismo hospeda uma série de fungos e bactérias que, em condições normais, vive em harmonia com esses bichos.



Comente agora
14
Abr
Paracetamol pode afetar capacidade de tomar decisões
Postado por: Anacley Souza / 19:04h

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, fizeram uma descoberta preocupante para os adeptos da auto-medicação. O uso de paracetamol, analgésico bastante utilizado para dores de cabeça, pode prejudicar sua capacidade de identifcar erros e tomar decisões, diz a Revista Exame. Os cientistas dizem que esse efeito colateral dificilmente é percebido pelos pacientes. Embora esse seja o primeiro estudo a demonstrar consequências comportamentais após o uso do remédio, muitos estudos já comprovaram os malefícios que a substância pode provocar no fígado.

Método: O experimento envolveu 62 voluntários. Metade deles ingeriu 1.000 miligramas (dose máxima para consumo seguro) do remédio, enquanto o outro grupo tomou placebo. Enquanto eram monitorados por um encefalograma, eles tiverem de fazer um teste simples: apertar um botão toda vez que a letra F aparecesse na tela. Caso a letra E fosse mostrada, eles não deveriam apertar a tecla. O grupo que usou o remédio não só apertou mais vezes o botão após a letra E ser exibida como deixaram de pressionar a tecla na vez da letra F algumas vezes. A pesquisa foi publicada no periódico Journal Science Cognitive and Affective Neuroscience.

Comente agora
14
Abr
Seis pessoas já morreram de gripe H1N1 no Estado da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 18:38h

Seis pessoas já morreram em consequência de infecção pelo vírus H1N1 no Estado da Bahia. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (14) pela Secretaria de Saúde (Sesab). De acordo com a secretaria, 25 casos da doença já foram registrados em oito municípios, entre 1º de janeiro e 13 de março de 2016. Salvador lidera esse ranking negativo, com 17 confirmações, o equivalente a 68% dos casos.

Mortes - Das seis mortes confirmadas, três ocorreram em Salvador e os demais em Boquira (1), Ibipeba (1) e Vitória da Conquista (1). Os casos de ocorrência da doença foram registrados em Vitória da Conquista (2), Boa nova (1), Boquira (1), Feira de Santana (1), Guanambi (1), Ibipeba (1) e Lauro de Freitas (1). Por conta do alto registro de casos no Estado, a campanha de vacinação contra a gripe é foi antecipada na Bahia para a próxima segunda-feira (18). Anteriormente, a imunização contra o vírus influenza estava marcada para dia 30 de abril. A partir desta data, os postos e centros de saúde de todos os 417 municípios do Estado estão autorizados a iniciar a imunização, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A prioridade na imunização é para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos, trabalhadores da área de saúde, mulheres grávidas e puérperas, até 45 dias após o parto, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas. A Sesab recomenda que a população adote as medidas de prevenção da gripe, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia, proteger tosse e espirro com lenços descartáveis, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados, evitar contato próximo com pessoas com sintomas de gripe, evitar aglomerações em ambientes fechados. As pessoas devem procurar um serviço de saúde ao perceber os primeiros sintomas da gripe.

Comente agora
14
Abr
Associação de farmacêuticas critica liberação da fosfoetanolamina
Postado por: Débora Ayane / 13:17h

A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) criticou, nesta quinta-feira (14), a liberação da produção e uso da fosfoetanolamina, afirmando em nota que a aprovação "encerra um dos capítulos mais tristes da saúde pública brasileira".A sanção da lei número 13.269, de 13 de abril de 2016, que autoriza o uso e a produção da substância para pacientes com câncer, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14). O artigo 1º destaca que "esta lei autoriza o uso da substância fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna". "O Brasil, a partir de hoje, entra na história da ciência mundial e da indústria farmacêutica como o primeiro país a legalizar a irresponsabilidade, anular a importância da ciência e a igualar o remédio com o não remédio. Uma decisão tão sem sentido que informa que a droga, que não foi testada nem aprovada pela Anvisa, só pode ser produzida por quem tem autorização para fabricação de medicamentos pela mesma Anvisa", afirma a nota divulgada pela entidade, que reúne 56 laboratórios que são responsáveis por 82% dos medicamentos de referência disponíveis no mercado. A Interfarma afirma, ainda, que a aprovação deve prejudicar a imagem científica do país.

Um comentário
14
Abr
HRSAJ libera lista de convocados para prova prática de enfermagem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:43h

O Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ) libera a lista dos convocados para a prova prática de Enfermagem no Processo Seletivo 2016.1.

Abaixo, segue a relação dos aprovados em ordem alfabética:

ADINA SAMPAIO DE SOUZA

ADRIANA SANTOS PASSOS

AINARA DOS SANTOS SANTIAGO

ALESSANDRA SOUZA MOINHOS

ALINE BARBOZA ALVES

AMANDA SOUZA PEIXOTO QUINTÃO

ANA PAULA DE OLIVEIRA

ANDREA BARRETO MENDES

CAMILLE MARILA SOUSA DE ANDRADE

CAROLINA MADEIRO MEIRA

CLAUDINÁIRA SANTOS DE CERQUEIRA

Comente agora
14
Abr
Vacina contra H1N1 não pode ser aplicada em bebês de até 6 meses
Postado por: Dulce Santana / 11:32h

A imunização contra o vírus H1N1 já está disponível para crianças, mas tem um grupo que não pode participar da vacinação nem na rede pública nem na particular: são os bebês com menos de 6 meses que, embora não possam tomar a dose, também podem ter sérias complicações ao serem infectados. "Os componentes da vacina não são adequados para eles e a recomendação do fabricante é que a vacinação seja feita em crianças acima de 6 meses. Mas o sistema imunológico deles é mais frágil, principalmente se não estiverem em aleitamento materno", explica Sonia Liston, pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. A principal recomendação dada pela especialista para os pais manterem as mãos, o rosto e as cavidades nasais limpas ao ter contato com o bebê. "Os pais devem lavar bem as mãos e o rosto, fazer uma lavagem nasal e bochechos antes de pegar as crianças. O álcool em gel também é importante." Segundo Sonia, a família deve evitar locais com aglomeração e, como essas crianças costumam receber muitas visitas, o ideal é tentar evitar o contato com pessoas resfriadas. "A gente sabe que todos querem ver, mas é bom evitar as visitas aos recém-nascidos, perguntar se ninguém está gripado e pedir gentilmente para que lavem as mãos." A pediatra diz que os pais devem tomar a vacina para evitar a infecção. Caso o pai ou a mãe peguem a doença, a recomendação é usar máscara. A mãe deve continuar amamentando mesmo se estiver infectada. "Se ela ficar debilitada e não conseguir amamentar, pode tirar o leite e dar em uma mamadeira". Com informações do Estadão Conteúdo. PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Comente agora
14
Abr
Doação de medula óssea na Bahia supera meta nacional para estados em 2015
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:45h

Em 2015, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) recebeu 27 mil novos voluntários para doação de medula óssea. De acordo com a instituição o número, 30% maior em relação ao de 2014, superou a meta nacional para os estados brasileiros, de 20 mil novos doadores. Segundo o Hemoba, mais de cinco mil baianos se entraram para rede de doadores nos três primeiros meses de 2016. Este ano, no estado, 36 voluntários foram convocados para verificar a compatibilidade com pacientes que tenham linfoma e leucemia. “Esses receptores, durante o tratamento para receber o transplante, necessitam de acompanhamento hospitalar e de transfusão de sangue”, justifica a diretora de Hemoterapia da Fundação Hemoba, Iraildes Santana. Para se cadastrar, o voluntário precisa ter idade entre 18 e 55 anos e comparecer à sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, ou aos postos móveis de coleta. Na fundação, o sujeito preenche uma ficha com os dados pessoais e retira uma amostra de 5 a 10 mL de sangue. Como a possibilidade de compatibilidade é de uma em cada grupo de 100 mil pessoas, quanto maior o banco de doadores, maior a chance de se encontrar pacientes que necessitam de nova medula e de realização do transplante.

Comente agora
14
Abr
EUA confirmam: zika provoca microcefalia
Postado por: Dulce Santana / 07:25h

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou nesta quarta-feira (13) um estudo no qual conclui que o vírus Zika pode provocar microcefalia e lesões cerebrais fetais graves. No artigo publicado no New England Journal of Medicine, os autores disseram que, após estudos, está confirmada a relação do vírus com a microcefalia. “Agora está claro que o vírus provoca microcefalia. E também estamos estudando como o Zika pode ser a ponta do iceberg para outras lesões cerebrais e problemas de desenvolvimento”, detalhou Tom Frieden, diretor do CDC. Segundo ele, a confirmação só reforça a necessidade de que mulheres grávida e seus parceiros evitem 100% a infecção pelo vírus Zika. Entretanto o relatório pondera que nem todas as gestantes infectadas pelo vírus Zika tiveram fetos com microcefalia, por isso não se pode concluir que só a presença do vírus desencadeia a doença. “Ainda não há uma prova conclusiva sobre isso”, informou o estudo. Para os pesquisadores, estabelecer a relação causal entre o Zika e as doenças no cérebro dos fetos representa um passo importante para uma conclusão definitiva, mas a prevenção no momento é a chave para evitar novos casos. O CDC voltou a recomendar que mulheres grávidas evitem viajar para regiões afetadas com casos de contaminação pelo Aedes aegypiti, bem como o uso de preservativo nas relações sexuais. Outra medida é evitar gestações em caso de viagem ou permanência nos lugares com incidência de casos do vírus Zika. (Bocão News)

Comente agora
14
Abr
Zika causa microcefalia, diz instituto de pesquisa dos EUA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:55h

O Centro de Controle de Doença dos EUA (CDC) concluiu que o vírus da zika causa microcefalia e outros problemas no cérebro de fetos em formação. Agora, a instituição conduzirá outras pesquisas para descobrir se há mais efeitos negativos relacionados ao contágio de zika. “Este estudo é um marco no surto de zika. Está claro agora que o vírus causa microcefalia”, disse Tom Frienden, diretor do CDC à Folha de S. Paulo. O comunicado diz que a conclusão não foi baseada em uma “única evidência”, mas no conjunto de estudos recentes sobre a associação entre o vírus e a deformidade.

Comente agora
14
Abr
Netinho volta a se internar em hospital de São Paulo para fazer check-up
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:58h

Após passar um período fazendo tratamento em Salvador, Netinho retornou ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para se submeter ao seu check-up anual. O cantor ficará internado por dois dias após sofrer uma série de AVCs (acidente Vascular Cerebral) no últimos três anos. Em entrevista ao Ego, o artista revelou que antecipou os exames. "Era em maio, antecipei para abril. Vim visitar minha tia e aproveitei, para não precisar vir de novo. Aí faço os exames hoje e amanhã. Volto para Salvador amanhã de noite”, explicou ele. Apesar de passar a noite no hospital, ele não considera que a estada seja uma internação de fato. “Durmo aqui, mas já é hotel Sírio-Libanês. Já conheço todo mundo, enfermeiro, médico, todo mundo. Um monte de amigo. Chego é uma folia, uma festa”. Comemorando o avanço em sua recuperação, depois ao conseguir voltar a andar de bicicleta e dançar, Netinho já planeja voltar aos palcos nesta ano. “Está pertinho. Fiz em 2014 um, não consegui, fiquei um mês de cama. Ano passado fui liberado e fiz logo quatro vezes no final de semana. Aí passei mal, voltei pra cá. Mas agora estou liberado para fazer um por mês, pra recomeçar. Então estou me programando para fazer isso”, completou.

Comente agora
13
Abr
Hérnia Umbilical: Muito comuns em bebês
Postado por: Anacley Souza / 22:56h

Fundamental durante a gestação, o cordão umbilical proporciona uma troca de sangue e nutrientes entre a mãe e o bebê. Porém, com o nascimento, ocorre o desligamento físico por meio do corte desse cordão. No local, o umbigo, que é uma cicatriz recente, toma o seu lugar. E é justamente nessa região que uma protuberância muito comum entre os bebês pode se manifestar, chamada hérnia umbilical. Esse problema é caracterizado pelo alargamento do anel que permite o fluxo de sangue na região do umbigo. Por ser assintomático, os pais conseguem perceber que a região fica mais evidente, principalmente, quando a criança chora, afirma Flávia Nassif, pediatra do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Apesar de a identificação da hérnia envolver algumas lágrimas por parte dos filhos, certamente, não há motivos para lágrimas por parte dos pais. Na maioria dos casos, o diâmetro do anel tende a diminuir o seu tamanho e a hérnia pode desaparecer naturalmente ao longo dos dois primeiros anos da criança. Esqueça receitas caseiras que envolvam moedas ou faixas, segundo a médica. “O ideal é o acompanhamento e a observação pediátrica”, acrescenta a especialista. Em dois casos bem raros, haverá uma possível intervenção cirúrgica. Um é quando a criança completa dois anos e a hérnia persiste até esse período. O outro, em situação de encarceramento, ou seja, existência de um pedaço de intestino dentro da hérnia. A região do umbigo precisa de cuidado e atenção. O segredo é observar o seu filho e procurar um pediatra caso identifique que há possibilidade de hérnia umbilical.

Comente agora
13
Abr
Tosse, febre e dificuldades para respirar são sinais de pneumonia. Doença pode levar à morte
Postado por: Anacley Souza / 19:16h

Com tantos casos de gripe H1N1 no Brasil, que já causou mais de 100 mortes, resolvi escrever um texto para chamar atenção sobre a pneumonia. Assim como no inverno, o outono também é uma época que aumenta o número de casos dessa doença respiratória. Só no Brasil são registrados mais de dois milhões de casos de por ano, e é uma das principais causas de morte de adultos no País. Provocada por vírus, fungos ou bactéria, a pneumonia pode provocar febre, dificuldades para respirar e levar à morte. Em uma das várias entrevistas que fiz com a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas, ela me explicou que a pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões e pode provocar diversos prejuízos à saúde.  Entre os principiais sintomas estão tosse, dificuldades para respirar, febre, calafrios e dores. Os idosos podem ficar confusos e até pararem de comer. As infecções por bactéria são ainda mais graves que as virais e podem levar à morte. A doença é transmitida por gotícula de saliva ou espirro do doente, que chegam a outra pessoa ou ao ambiente. Ao tocar em olhos, nariz ou boca, o indivíduo acaba se contaminando. Apesar de a pneumonia poder afetar pessoas de qualquer idade, a médica infectologista Lessandra Michellim já me disse que a doença costuma se concentrar nas idades extremas, ou seja, em crianças entre zero a dois anos e adultos acima dos 50 anos. A idade é importante pois influencia na capacidade de defesa.

Comente agora
13
Abr
Ciência avança em terapia contra tipo mais agressivo de câncer de mama
Postado por: Anacley Souza / 18:19h

O câncer de mama triplo-negativo, que representa cerca de 15% de todos os casos de câncer de mama, é considerado o tumor de mama mais agressivo e também o único que ainda não dispõe de uma terapia-alvo, ou seja, um tratamento específico e direcionado, capaz de bloquear os sinais que estão levando ao crescimento anormal das células naquele tumor em particular. Agora, cientistas anunciaram que uma terapia-alvo para o câncer triplo-negativo está mais próxima. Em um estudo publicado nesta quarta-feira (13) na revista especializada "Science Translational Medicine", pesquisadores afirmam que descobriram um alvo potencial para bloquear a proliferação de células cancerígenas nesses pacientes: a proteína JAK2. Sequenciamentos genéticos realizados pelo grupo de pesquisadores mostraram que pacientes com câncer de mama triplo-negativo resistentes ao tratamento de quimioterapia apresentavam alterações no gene JAK2, responsável por codificar a proteína de mesmo nome. Nesse grupo de pacientes, foi identificada com maior frequência uma amplificação do JAK2. Os pacientes com essa alteração tinham mais risco de tumores agressivos e um resultado pior com o tratamento padrão. Os pesquisadores concluíram, então, que o JAK2 seria um bom candidato para ser o alvo na terapia contra esse tipo de câncer. Testado em camundongos, um inibidor de JAK2 foi bem-sucedido em reduzir o crescimento do tumor de mama triplo-negativo, em comparação à quimioterapia padrão.

Comente agora
13
Abr
Lúcio Mauro sofre derrame e é internado no Rio de Janeiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:45h

O autor Lúcio Mauro, de 89 anos, está internado desde o último domingo (10) no Hospital Vitória, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital carioca, após sofrer um derrame enquanto dormia. A assessoria de imprensa do ator informou que, apesar do derrame ter afetado a área de comunicação do ator, o estado de saúde dele nesta quarta-feira (13) é estável. "O ator Lucio Mauro sofreu um derrame na manhã do último domingo, 10 de abril. Depois de 48 horas em observação, Lúcio encontra-se estável, comunicando-se bem e já iniciou as sessões de fisioterapia. Ele, família e amigos agradecem as manifestações de carinho vindas de todo o Brasil".

Comente agora
13
Abr
No dia do Beijo especialistas alertam para cuidados com a saúde bucal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:21h

Beijar é bom. No Dia do Beijo, comemorado dia 13 de abril, é melhor ainda. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO), todos os anos, lembra dos cuidados que as pessoas devem tomar ao beijar e alerta ainda para outras doenças. De acordo com a consultora da ABO, a estomatologista Maria Carméli Sampaio, beijar exige cuidados – antes, com a higiene da boca e a prevenção de problemas bucais através do acompanhamento odontológico; durante, com atenção a doenças transmissíveis; e depois, com a observação de sinais que, se detectados precocemente, podem evitar prejuízos sérios à saúde bucal e à saúde integral do organismo. Cerca de dois bilhões de bactérias habitam uma única gota de saliva. Além delas, um vírus, o Epstein-Barr, que causa a mononucleose infecciosa, precisa apenas do contato direto da mucosa com a saliva contaminada para ser transmitido. “Conhecida como “doença do beijo”, é caracterizada por mal estar, febre, dor de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação leve e transitória do fígado (hepatite)”, explica a estomatologista. Outras doenças podem ser transmitidas pelo beijo, como a tuberculose, a hepatite e a sífilis. Para evitá-las, o primeiro passo é a higienização bucal frequente, escovando-se os dentes após as refeições e usando-se o fio dental.

Sexo oral e DSTs

Comente agora
13
Abr
Ministério Público inicia visitas aos postos de saúde de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Dulce Santana / 12:29h

O Ministério Público de Santo Antônio de Jesus, iniciou ontem (12), visitas aos postos de saúde da cidade. A Promotora Pública, Aline Coutrin, em entrevista à Rádio Andaia FM na manhã desta quarta-feira (13), falou sobre os objetivos dessas visitas, que segundo ela é um projeto que tem como nome “Saúde mais Educação; Transformando um novo Milênio”, onde serão visitados todos os postos de saúde da zona rural, da zona urbana, o HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus), Luiz Argolo, CAPS AD e CAPS Nova vida, Central de Marcação. Após as visitações nestas unidades, o promotor irá fazer um diagnóstico no quesito saúde e educação, sendo visitadas escolas públicas municipais e estaduais. A promotora informou que será feito um lançamento oficial da campanha no dia 09 de maio as 14h, o local ainda será divulgado.

Funcionamento do Projeto: O promotor vai até o local de forma aleatória, a secretaria de saúde do município ainda não está sabendo das visitas. A promotoria irá olhar livro de ponto, estrutura física, visita técnica, o que tem e o que falta, questão de marcação. Após a visitação, será feito um relatório com as principais demandas de cada unidade.

 Redação Voz da Bahia

Um comentário
13
Abr
Hospital Luiz Argolo irá inaugurar Centro de Parto Normal em maio, garante superintendente
Postado por: Dulce Santana / 11:24h

A superintendente do Hospital e Maternidade Luís Argolo, Ludmila Reis, informou em entrevista concedida à Rádio Andaiá na manhã desta quarta-feira (13), que a construção do Centro de Parto Normal na Santa Casa está em fase final, com inauguração prevista para o fim de maio. Segundo informou, a unidade está comprando os equipamentos uma parte junto com o governo do estado, dependendo apenas dessas compras para ser inaugurado o Centro, onde também será inaugurada a A1 -5, a unidade sem intensiva de neonatologia.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Abr
S. A de Jesus: Hospital Luiz Argolo abre processo seletivo para Psicólogos Hospitalar
Postado por: Dulce Santana / 09:47h

O Hospital e Maternidade Luiz Argolo, abre processo seletivo para psicólogos hospitalares até sexta-feira (15). Segundo a coordenadora de enfermagem da unidade, Núbia Mercês, houve uma mudança na metodologia de contratação dos profissionais da saúde no hospital, “todas as pessoas a serem contratadas, estamos fazendo um processo seletivo”, disse. Segundo informou, mês passado foi feita uma seleção para enfermeiros e obstetras, onde estes serão contratados em maio. “Houve seleção por prova, currículos e seleção por entrevistas. A partir desse mês, estaremos fazendo o processo seletivo para psicólogos hospitalar”, disse. As provas serão realizadas dia 19 de abril, e os candidatos devem entregar os currículos até a próxima sexta-feira (15) no setor do RH (Recursos Humanos) da unidade, ou através do e-mail: seleçãohmlarecursoshumanos@gmail.com.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Abr
Encerra hoje em Miguel Calmon ação gratuita para inserção de DIU
Postado por: Dulce Santana / 09:46h

Mulheres do centrp-norte do estado interessadas na colocação de dispositivos intrauterinos (DIU) tem até esta quarta-feira (dia 13) para se submeterem ao procedimento oferecido gratuitamente no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon, através Programa Saúde da Mulher. A ação é idealizada pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, em parceria com a Fazenda Molhadinha, localizada na região. As mulheres selecionadas passaram por acolhimento, exames ginecológicos, beta HCG e palestras sobre planejamento familiar também no município de Miguel Calmon, na última semana. O objetivo da ação é evitar a gravidez indesejada na região e conscientizar as mulheres sobre o uso de anticoncepcionais. “Após a realização de todo o procedimento de inserção do DIU, as mulheres serão acompanhadas na fase de adaptação pelas Unidades de Saúde dos municípios”, explica a voluntária Viviane Bastos. O DIU é um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero por um médico especialista. A ação contempla mulheres das cidades de Miguel Calmon, Várzea Nova, Várzea do Poço, Ourolândia, Mirangaba, Quixabeira, Capim Grosso e Caldeirão Grande. (Bocão News)

Comente agora
13
Abr
Ministério atualiza repasse mensal para tratamento de rins em 18 cidades baianas; inclusive Santo Antônio de Jesus
Postado por: Dulce Santana / 08:23h

O Ministério da Saúde (MS) redefiniu o valo mensal destinado a 18 cidades baianas para tratamentos de nefrologia (rins). A soma total é de R$ 14,5 milhões. Os procedimentos são realizados por unidades de saúde de média e alta complexidade. Com a maior população, o valor mais elevado vai para Salvador, que fica com pouco mais de R$ 3 milhões. A segunda maior quantia vai para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que passa a receber R$ 2,1 milhões para ações de nefrologia espalhadas pela Bahia. Feia de Santana, segunda maior cidade baiana, terá R$ 1,7 milhão; enquanto Vitória da Conquista receberá R$ pouco mais de R$ 1 milhão. Na portaria do MS, publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União, ainda são informados os valores destinados a outras 15 cidades, como Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Serrinha.

Comente agora
13
Abr
Cientistas chineses anunciam criação de embriões humanos imunes ao HIV
Postado por: Dulce Santana / 08:00h

Uma equipe de cientistas da Universidade de Medicina de Cantão, no Sul da China, anunciou que conseguiu criar embriões humanos resistentes ao vírus HIV, por meio de modificação genética. Segundo o coordenador da equipe, Fan Yong, os testes feitos em 26 embriões "defeituosos e inaptos a tratamentos de fertilidade" permitiram criar quatro embriões imunes ao HIV, enquanto os restantes mostraram mutações "não planejadas", informou nesta quarta-feira (13) um jornal oficial. O trabalho foi publicado no último número do Journal on Assisted Reproduction and Genetics e detalha que todos os embriões foram destruídos no espaço de três dias. É a segunda vez que um grupo de médicos chineses causa controvérsias com experiências sobre a modificação genética de embriões. No ano passado, uma equipe da Universidade Zhongshan, também em Cantão, disse ter conseguido alterar pela primeira vez na história o genoma humano em embriões. (Agência Brasil)

Comente agora
12
Abr
Estudantes da UFRB participam de acolhimento em seu primeiro dia de estágio no HRSAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:44h

Estudantes dos cursos de enfermagem e nutrição da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia estiveram na manhã desta terça-feira (12), no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus para participarem do acolhimento em seu primeiro dia de estágio, momento em que foram apresentadas as coordenações técnica e administrativa do HRSAJ, sendo ressaltadas as normas, rotinas e os protocolos de cada setor, com o objetivo de integrar ainda mais a Universidade à Instituição e assegurar o comprometimento de todos na oferta de um estágio de qualidade. Vale salientar que a atividade prática é importante para o aluno, pois este é o momento em que alia a teoria, vista em sala de aula, com as habilidades técnicas conquistadas com a prática, compreendendo assim o processo de saúde-doença, vivenciando esses momentos juntos aos pacientes.

PARCERIA: Em reunião realizada no mês de novembro de 2015 entre professores do Centro de Ciências da Saúde da UFRB, Conselho Comunitário, representante da Comissão em Saúde da Câmara de Vereadores do município de Santo Antonio de Jesus com a nova Diretoria Geral e Clínica do Hospital Regional, foram alinhadas as estratégias para os campos de estágio ofertados pelo HRSAJ aos cursos de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Medicina. Na ocasião, também foi elaborado o calendário de atividades para 2016 de cada curso.

Comente agora
12
Abr
Prefeitura de Vitória da Conquista confirma 1º caso de H1N1
Postado por: Anacley Souza / 22:16h

A Prefeitura de Vitória da Conquista, cidade localizada no sudoeste da Bahia, confirmou ao G1, nesta terça-feira (12), a ocorrência do primeiro caso da gripe H1N1 na cidade. Segundo informações da assessoria da prefeitura, um exame comprovou que o paciente foi infectado pelo vírus. O resultado saiu na segunda-feira (11). Ainda de acordo com a prefeitura, o paciente ficou internado 20 dias. Não há informações de quando ele, que estava em um hospital da rede particular, deixou a unidade de saúde. A prefeitura também não divulgou se o paciente é homem ou mulher e nem a idade. A morte de uma jovem de 23 anos com sintomas da gripe H1N1, em Vitória da Conquista, é investigada. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a jovem morreu na madrugada desta terça-feira (12) no Hospital Geral da cidade. Amostras colhidas da vítima foram enviadas para exame no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador. Não há prazo para entrega do laudo com o resultado, informou a Vigilância. Conforme dados do órgão, esse ano já foram notificados 20 casos suspeitos de H1N1 em Conquista. Destes, oito foram investigados. Cinco tiveram o resultado do exame negativo, um inconclusivo, e um foi confirmado. O outro caso é a morte desta terça que ainda é investigada. A prefeitura informou ainda que está monitorando todos os casos suspeitos internados na rede hospitalar. A Secretaria da Saúde de Vitória da Conquista vai seguir a orientação da Secretaria Estadual da Saúde de antecipar o início da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para a próxima segunda-feira (18). O dia "D" da campanha vai ser 30 de abril.

Comente agora
12
Abr
Pacientes com mieloma sofrem com a falta de medicamento de alto custo na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 19:39h

“A gente vai ficar sem a medicação pra morrer?” A indagação feita por Mônica Souza, de 34 anos, que tem mieloma múltiplo, tipo de câncer na medula óssea, é difícil de responder, pois há quase um mês ela está sem usar um fármaco de alto custo, assegurado por força de uma determinação judicial. Infelizmente, essa realidade não faz parte apenas da vida de Mônica Souza, moradora da cidade de Catu, na RMS (região metropolitana de Salvador). Há pouco mais de um mês, alguns pacientes que fazem tratamento no Hospital das Clínicas em Salvador estão sem receber a medicação. Assim como a moradora de Catu, Maria de Lurdes de Jesus, de 73 anos, também enfrenta dificuldade para encontrar a medicação para tratar o mieloma múltiplo, descoberto há pouco mais de um ano. A filha da idosa, Mônica de Jesus Barbosa Matos, revela que a mãe está há duas semanas sem utilizar o medicamento, que deveria ser administrado uma vez por semana. O tratamento de Maria de Lurdes pode ser normalizado, nesta terça-feira (12), “por conta da sobra de outro paciente”, conta Mônica. O médico Edvan Crusoé, hematologista que trabalha no Hospital das Clínicas, explica que os pacientes não têm acesso à medicação pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e só conseguem os fármacos de alto custo mediante liminar na Justiça. A concessão da liminar deveria assegurar o acesso dos pacientes a medicação. Deveria, mas não é isso que ocorre na prática. A Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), responsável por comprar e repassar o medicamento para pacientes que fazem o tratamento no Hospital das Clínicas, informou que a referida medicação, Bortezomid, está em processo de compra e deverá estar disponível em 30 dias.

Comente agora
12
Abr
EUA recomendam uso diário de aspirina para prevenir doenças
Postado por: Anacley Souza / 18:16h

Pessoas com mais de 50 anos devem tomar uma dose de aspirina por dia para prevenir ataques cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e câncer colorretal. De acordo com Força Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos (USPSTF, sigla em inglês), um painel de especialistas com apoio federal, a recomendação é valida para adultos com idades entre 50 a 69 anos que tenham risco aumentado de problemas cardiovasculares. A orientação foi publicada na segunda-feira no Annals of Internal Medicine. Esta é a primeira vez que o grupo de especialistas recomenda a aspirina como forma de prevenir doenças cardiovasculares e câncer do cólon. No entanto, a nova orientação aplica-se apenas a pessoas que não tenham risco aumentado para sangramento gastrointestinal e com pelo menos 10 anos de expectativa de vida. Se enquadram no perfil também aqueles que têm, há mais de uma década, uma probabilidade 10% ou maior de risco de ataque cardíaco ou AVC. "Antes de começar a tomar aspirina para a prevenção, as pessoas com idades entre 50 e 69 devem conversar com o médico para compreender o risco de doença cardiovascular e risco de hemorragia", ressalta Kirsten Bibbins-Domingo, presidente da força-tarefa e professora de medicina e de epidemiologia e bioestatística na Universidade da Califórnia, San Francisco. De acordo com os especialistas, uma dose baixa de aspirina (81mg) por dia seria mais benéfica para pessoas com idades entre 50 e 59 anos. Já aquelas na faixa-etária entre 60 e 69 anos devem conversar com o médico sobre qual seria a dosagem mais indicada, já que o medicamento pode aumentar o risco de hemorragia e estas pessoas já correm maior perigo devido à idade.

Comente agora
12
Abr
HRSAJ envia nota de esclarecimento sobre suspensão de contratação irregular de médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:23h

Em relação a matéria veiculada no dia 12 de abril de 2016, referente a contratação de médicos, o Instituto Fernando Filgueiras assegura que:

- Até a presente data não recebeu nenhuma notificação ou comunicação da Justiça do Trabalho a respeito de qualquer liminar referente a forma de contratação de profissionais médicos nas Unidades Hospitalares que administra.

- Todos os contratos vigentes seguem a Legislação pertinente e aos padrões amplamente adotados no Estado da Bahia na área de saúde.

- Nenhum eventual tramite jurídico jamais irá afetar a operação e o equilíbrio funcional de qualquer Hospital que administra.

Comente agora
12
Abr
Abril poderá ser instituído como o mês de Conscientização sobre o Autismo em S. A. de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 16:18h

Agora em Santo Antônio de Jesus nós teremos o mês dedicado a conscientização sobre o Autismo. Em mais uma sessão na Câmara de vereadores na última segunda-feira (11), o vereador Sargento Vinicius apresentou projetos e, ao ceder entrevista a uma emissora de rádio emitida nesta terça (12), o edil divulgou que um deles visa estabelecer princípios para a política municipal de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, “então nós apresentamos nesta noite, claro que contando com o apoio de todos os nossos edis, tomamos o conhecimento no dia 2 de abril que o número de pessoas autistas é muito grande na cidade, mas que ainda está um pouco escondida da sociedade”, disse. Segundo Vinicius, todos ficaram surpresos com o número de participantes na campanha e caminhada que aconteceu no dia 2, “ficamos surpresos, pois foram muitos participantes e culminou com uma audiência na Câmara, com explanação de palestrantes de fora e mães de autistas que vieram dar seus depoimentos. Então apresentamos naquela noite esse projeto que visa garantir aos portadores do transtorno do espectro autista, acessibilidade na cidade”, citou. Como o dia 2 de abril é o dia mundial de conscientização do autismo, foi feito um outro projeto estabelecendo que seja incluso no calendário municipal o mês de abril como o mês da conscientização do autista, “espero que o projeto tramite de forma mais clara, sei que contarei com o apoio de todos os vereadores, essa é uma causa nobre e justa, não podemos deixar que esses pais arquem com essa responsabilidade sozinhos, temos que abraçá-los e tenho convicção que esse projeto será de grande valia para Santo Antônio de Jesus”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
12
Abr
Novo boletim aponta 30 mortes por microcefalia em cidades na Bahia; Uma em S. A. de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 13:02h

Trinta mortes de bebês associadas à microcefalia foram registradas na Bahia, segundo dados de novo boletim da Secretaria de Saúde Estadual divulgado nesta terça-feira (12).De acordo com o órgão, até o dia 9 de abril, foram 583 casos notificados em 133 municípios. Desses, 246 foram investigados com a realização de exames, sendo 178 confirmados e 68 descartados.

As mortes por microcefalia foram registradas nos seguintes municípios: Alagoinhas (1), Anguera (1), Camaçari (3), Conceição do Jacuípe (1), Cravolândia (1), Crisópolis (1), Monte Santo (1), Barro Preto (1), Campo Formoso (1), Itabuna (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Salvador (6), Tanhaçu (1), Esplanada (1), Feira de Santana (1), Presidente Tancredo Neves (1), Santo Antônio de Jesus (1), Simões Filho (1), Senhor do Bonfim (1), Ilhéus (1), Lauro de Freitas (1).

Estes dados já levam em consideração os novos parâmetros indicados pelo Ministério da Saúde, que determinam as notificações de microcefalia para bebês do sexo masculino com perímetro cefálico menor que 31,9cm, e para bebês do sexo feminino com perímetro cefálico menor que 31,5cm. Antes, a notificação de microcefalia levava em consideração o perímetro cefálico menor ou igual a 32 cm para diagnóstico da doença. (G1)

Comente agora
12
Abr
Descubra o tipo de exercício e dieta que melhor se enquadram em sua personalidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:47h

Uma dieta específica ou um tipo de exercício que faz muito sucesso no momento pode proporcionar ótimos resultados para um determinado tipo de pessoa ao mesmo tempo que pode não funcionar para outra. O organismo, o humor e a individualidade de cada um é o vai determinar qual atividade física ou regime traz os melhore benefícios para cada indivíduo. Foi pensando nisso que a nutricionista e embaixadora da Adidas Nicole Winhoffer elencou, ao site Byrdie, os principais tipos de personalidade para fazer recomendações que funcionem em cada uma delas. 

SEMPRE QUEBRO A DIETA

Se você começa a dieta animada com as mudanças na alimentação e dias depois desiste, lembre-se de iniciar a readequação alimentar com calma. Em vez de eliminar determinados pratos de seu cardápio, experimente incluir alimentos mais saudáveis em cada refeição. É simples, comece por adicionar algo verde no almoço e no jantar.

MALHEI, MAS PRECISO DE ALGO DOCE

Manter uma dieta saudável já é algo difícil de se fazer, mas seguir um regime muito restrito é pior ainda. Eventualmente, quando bater o desejo por alguma sobremesa, tome um smoothie em vez do milkshake ou escolha algo que goste mais. Só não precisa ser o doce mais calórico do cardápio.

NÃO CONSIGO FAZER DIETA DE JEITO NENHUM

Algumas pessoas têm muito mais dificuldade de fazer dieta para emagrecer do que outras. Se este for seu caso, opte por praticar mais atividades físicas. Escolha a que te agrada mais e mantenha a rotina.

Comente agora
12
Abr
SSA: Com salários atrasados, médicos da Albert Sabin entrarão em greve
Postado por: Dulce Santana / 10:22h

Os médicos da maternidade Albert Sabin, localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador, decidiram em assembleia entrar em greve a partir da próxima sexta-feira (15). De acordo com o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), a principal reivindicação é o atraso salarial de até quatro meses. A maternidade possui 40 obstetras, dos quais 15 são concursados e 25 trabalham sem carteira assinada, conforme o sindicato. Uma nova assembleia está agendada para quinta-feira (14), véspera do início da greve, para avaliar quaquer possível negociação e definir os encaminhamentos da paralisação. Ainda segundo o Sindimed, ofícios estão sendo enviado à Sesab, Ministério Público e demais órgãos com competência para mediar a resolução dos problemas enfrentados na maternidade.  

Reivindicações  

  1. - Pagamento imediato dos salários atrasados.
  2. - Contratação via CLT, com assinatura das Carteiras de Trabalho.
  3. - Adoção do piso salarial da Fenam.
  4. - Pagamento dos salários até o dia 20 de cada mês, enquanto não assinam a carteira.
  5. - Ampliação para 120 leitos, com estrutura proporcional (física e RH).
  6. - Redistribuição do fluxo de pacientes com base em estudo populacional, garantindo-se proporcionalidade com os leitos disponíveis em cada maternidade.
  7. - Recomposição das equipes de plantonistas médicos.
  8. - Recomposição da equipe de enfermagem.
  9. - Adoção de medidas de segurança efetivas, com participação da PM.
  10. - Alimentação adequada, com estrutura coerente (pratos, talheres etc).
  11. - Flexibilização do horário de alimentação para os profissionais em procedimentos, com reserva automática da refeição e garantia da alimentação.
  12. - Melhoria do conforto médico com manutenção permanente do ar-condicionado e reposição da água mineral diretamente nos bebedouros.
  13. - Climatização geral do hospital. 
Comente agora
11
Abr
Intoxicação de crianças por medicamentos: onde guardar os remédios com segurança
Postado por: Anacley Souza / 22:58h

Uma pesquisa divulgada no final de março pela ONG Safe Kids Worldwide, baseada em Washington, nos Estados Unidos, revelou que, todos os dias, 160 crianças vão parar nos atendimentos de pronto-socorro em todo o país por terem ingerido medicamentos acidentalmente. No total, em todo o ano de 2014, período analisado pelo estudo, foram 59 mil casos de intoxicação por vitaminas, analgésicos ou outros remédios em todo o país. Em geral, os pais sabem que essas substâncias são perigosas e tentam mantê-las fora do alcance, mas basta um piscar de olhos para que as crianças peguem aqueles comprimidos que encontram na bolsa da mãe, em cima de balcões, no chão ou em caixinhas portadas pelos avós ou outras pessoas dentro de casa. Os organizadores de remédios foram responsáveis pela maior parte dos registros: 23% do total. Embora os números sejam dos Estados Unidos, no Brasil, esse tipo de acidente também é comum. “Há muitos avós que vivem com as famílias e é comum que as pessoas mais idosas precisem tomar remédios. Quando as caixinhas ficam ao alcance das crianças, mesmo que por pouco tempo, existe o risco”, diz Gabriela Guida de Freitas, coordenadora da ONG Criança Segura. Para evitar que esses acidentes aconteçam na sua casa, o ideal é reforçar os cuidados com o manuseio e o armazenamento de medicamentos. Confira as dicas de Gabriela.  A dica básica é manter os remédios em um lugar alto e, de preferência, trancado. “Se for só alto e não puder ser trancado, cuidado para não manter em cima de uma estante ou próximo de algum móvel que a criança consiga escalar”, diz a especialista.  

Comente agora
11
Abr
H1N1 matou 102 este ano no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde
Postado por: Anacley Souza / 21:59h

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), até dia 2 de abril, o país registrou 102 mortes por H1N1. Segundo o portal G1, o boletim divulgado nesta segunda-feira (11) registrou 31 mortes a mais que o levantamento anteriormente divulgado pela pasta, referente ao período que cobria até 26 de março. Segundo o documento, 686 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por H1N1 foram registrados, assim como 13 mortes e 168 casos de SRAG por outros vírus da gripe ao longo deste ano. O estado de São Paulo lidera o número de mortes da doença (70), seguido por Goiás (6), Santa Catarina (5), Bahia (3), Pará (2), Ceará (2), Rio Grande do Norte (2), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (2), Mato Grosso do Sul (2), Amapá (1), Mato Grosso (1) e Distrito Federal (1). A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou nesta segunda-feira (11) que antecipada a vacinação contra gripe H1N1 para o dia 18 de abril na Bahia

Comente agora
11
Abr
Em uma semana, país registra 98,7 mil novos casos de dengue, diz ministério
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:09h

Em apenas uma semana -- de 27 de fevereiro a 5 de março -- o Brasil registrou 98.678 novos casos suspeitos de dengue. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (11), o Brasil teve 495.266 casos suspeitos de dengue desde o início do ano até 5 de março.Comparado ao mesmo período do ano passado, esse número representa um aumento de 46,6%, situação alarmante, já que 2015 foi o ano que teve a maior epidemia de dengue da história do país. O pico de casos de dengue costuma ocorrer entre a 15ª e a 20ª semana do ano. Os dados divulgados pelo ministério são referentes ao período até a 9ª semana de 2016. Minas Gerais é o estado com maior incidência de dengue até o momento: 596,6 casos a cada 100 mil habitantes, seguido por Mato Grosso do Sul (514,7 casos por 100 mil habitantes) e Tocantins (462,1 casos por 100 mil habitantes).

Mortes diminuíram

Apesar do aumento de número de casos em relação ao ano passado, o número de mortes foi menor, ainda segundo o boletim. Até 5 de março, 67 óbitos por dengue foram confirmados no país. No mesmo período do ano passado, havia 249 mortes confirmadas. Quanto aos casos graves, foram 124 confirmados e 1.466 com sinais de alarme. No mesmo período do ano passado, havia 401 casos de dengue grave confirmados e 5.226 com sinais de alarme.

Comente agora
11
Abr
H1N1 apresenta sintomas mais intensos que a gripe comum e pode ser prevenida
Postado por: Anacley Souza / 18:58h

As epidemias de zika e dengue têm tirado o sono de boa parte da população, mas elas não são as únicas. Outra doença vem ganhando destaque nos noticiários: a gripe influenza H1N1. O surto da doença tem, inclusive, intrigado os médicos. Isto porque, a gripe influenza é sazonal (própria de uma estação) e acontece normalmente nos meses mais frios, de outono e inverno. Porém, as pessoas começaram a ser infectadas mais cedo, em dias quentes do verão, e não existe ainda explicação para esse fenômeno. O H1N1 é uma variação da gripe comum. Vale destacar que o vírus da gripe é muito suscetível a sofrer mutações e, assim, ao longo dos anos, o ser humano pode adquirir essas “variações” da gripe. Como no caso do H1N1 que, estima-se, surgiu em 2009, com sua transmissão primeiramente em suínos, o que popularizou a doença como “gripe suína”. Raquel Muarrek, infectologista do Hospital São Luiz Morumbi, destaca que a gripe H1N1 é transmitida de pessoa para pessoa através de tosse ou espirro. E algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados, acrescenta a infectologista. “O vírus da influenza pode afetar qualquer pessoa. Mas os grupos que possuem maiores riscos são os idosos, gestantes e crianças novas”, destaca Raquel.

Os sintomas são basicamente os mesmos de uma gripe comum, porém, costumam ser mais intensos. Desta forma, na gripe H1N1 podem/costumam ser observados:

  • Tosse;
  • Febre alta;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor no corpo;
  • Calafrios;
  • Cansaço/Fraqueza;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Secreção nasal;
  • Falta de ar;
  • Dores no peito;
  • Tontura;
  • Confusão mental;
  • Desidratação.
Comente agora
11
Abr
Dr. Luciano Ramos, mastologista do IMDI explica sobre Infecção mamária
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:31h

Infecção mamária, também chamada de mastite, é uma infecção do tecido mamário que pode causar dor no peito, inchaço, calor e vermelhidão da mama. A infecção mamária comumente afeta mulheres que estão amamentando, embora, por vezes, esta condição possa ocorrer em mulheres que não estão amamentando.

O que é Infecção mamária?

Infecção mamária, também chamada de mastite, é uma infecção do tecido mamário que pode causar dor no peito, inchaço, calor e vermelhidão da mama. A infecção mamária comumente afeta mulheres que estão amamentando, embora, por vezes, esta condição possa ocorrer em mulheres que não estão amamentando.

Causas

A infecção mamária ocorre com mais frequência durante a amamentação, uma vez que a boca do bebê pode conter bactérias que entram pelos ductos mamários ou através de uma rachadura no mamilo. As infecções mamárias por lactação ocorrem mais comumente nos três primeiros meses após o parto, mas pode ocorrer em outros momentos da amamentação. Em mulheres na pós-menopausa, a infecção mamária pode estar associada com uma inflamação crônica dos ductos abaixo do mamilo.

Comente agora
11
Abr
Estudo sugere ligação de vírus da zika com outra doença neurológica
Postado por: Débora Ayane / 13:31h

O vírus da zika pode estar associado a outra doença neurológica segundo um estudo brasileiro que será apresentado nesta semana na Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia em Vancouver, no Canadá. A neurologista Maria Lucia Brito Ferreira, médica do Hospital da Restauração, do Recife, identificou dois casos de encefalomielite aguda disseminada em pacientes que tiveram resultado positivo para zika. A encefalomielite aguda disseminada é uma doença grave que acomete o cérebro e a medula espinhal com o ataque da mielina, substância que reveste as células nervosas. Segundo Maria Lucia, grande parte dos pacientes fica com sequelas motoras, cognitivas ou visuais, que podem ser leves, moderadas ou severas. A pesquisadora acompanhou a evolução de um grupo grande de pacientes com sintomas sugestivos de arboviroses – como zika, dengue e chikungunya – que também desenvolveram sintomas neurológicos entre dezembro de 2014 e junho de 2015. De 151 casos, seis tiveram testes positivos para zika. Na época do estudo, o diagnóstico da doença era ainda mais limitado e se resumia aos testes de biologia molecular (PCR), que só são capazes de detectar o vírus cinco dias depois do início dos sintomas.

Comente agora
11
Abr
Acidente com motocicletas lideraram a ocorrência do HRSAJ durante o final de semana.
Postado por: Dulce Santana / 12:35h

Deram entrada na emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus durante o final de semana, as vítimas:

-Joseilma Resende de Oliveira, 38 anos, residente em Santo Antônio de Jesus, vítima de agressão física.

-Reinaldo Dias dos Santos, 36 anos, residente em Santo Antônio de Jesus, vítima de acidente com motocicleta.

-Daniel dos Santos, 20 anos, residente em Jaguaripe, vítima de acidente com motocicleta.

-Pedro Libâneo dos Santos, 21 anos, residente em Jaguaripe, vítima de acidente com motocicleta.

-Danilo dos Santos, 18 anos, residente em Castro Alves, vítima de acidente com motocicleta.

-Isabela Santos, 23 anos, residente na zona rural de Laje, vítima de acidente com motocicleta.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com