As comentadas


Bom dia , Quarta-feira, 05/08/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

17
Mai
Fiocruz baiana cria teste rápido e base para vacina contra doença do rato
Postado por: Samile Macedo / 11:13h

Se depender dos esforços da unidade baiana da Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz), dentro de pouquíssimo tempo, centros de saúde de todo o país poderão contar com um exame diagnóstico que, em apenas 20 minutos, identifica a bactéria causadora da leptospirose numa gota de sangue do paciente suspeito. O teste desenvolvido na Bahia foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) e será fabricado na unidade do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), que é uma unidade da Fiocruz, no Rio de Janeiro. As técnicas atuais utilizadas para detectar leptospirose demoram até 15 dias para fechar o diagnóstico. De acordo com o médico e pesquisador Mitermayer Galvão, só falta o Ministério da Saúde decidir como a incorporação será feita no Sistema Único de Saúde. “O material desenvolvido ainda tem potencial para ser aperfeiçoado, além de também ser a origem para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença”, esclarece. O pesquisador ressalta, no entanto, que a perspectiva de desenvolvimento de uma imunização não tem sequer previsão para uma data de lançamento. “Precisamos concluir primeiro as etapas que culminam nos testes clínicos, mas já podemos adiantar que, uma vez finalizada, a vacina vai prevenir a leptospirose em humanos e nos cães, pois os resultados em pequenos mamíferos foram muito animadores”, completa. 

Comente agora
17
Mai
Postos de saúde da Atenção Básica de Salvador estão preparados para atender casos suspeitos de zika vírus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:39h

O Ministério Saúde confirmou na última quinta-feira (14), a circulação do zika vírus no Brasil, com oito casos comprovados em Camaçari, na Bahia. Até o momento, não houve confirmação positiva para nenhuma das notificações da doença em Salvador, no entanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já montou um plano de ação para garantir qualidade e resolutividade no atendimento aos pacientes que procurem as unidades do município com suspeita da doença. De acordo com Enio Soares, subcoordenador da Vigilância Epidemiológica, a doença pode ser tratada nas unidades básicas de saúde da cidade. “Primeiro é preciso afastar esse pânico da população. Ainda não há casos confirmados em Salvador. Os pacientes podem ser atendidos perfeitamente nos postos da atenção básica da rede municipal, cujos profissionais serão devidamente orientados sobre as condutas no acolhimento de um paciente com suspeita da doença”, afirmou. Um informe técnico foi elaborado para ser distribuído para todas as unidades da rede, monitoradas e orientadas pela vigilância epidemiológica.

Comente agora
17
Mai
Confira cinco passos para aumentar a testosterona no organismo e criar músculos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:47h

Agachamento livre, levantamento terra e supino reto. Esses são alguns dos exercícios que estimulam a produção natural de testosterona no organismo. O que muitos adquirem de forma artificial, com o uso de anabolizantes, pode ser conquistado com os exercícios compostos, ou seja, aqueles que acionam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Ao serem realizados, se eleva consideravelmente o estresse metabólico e aciona o 'ponto gatilho' para liberar a testosterona. Cientistas de todo mundo já mostraram que os movimentos compostos são mais eficientes na liberação da testosterona, por isso, o ideal é fazer os isolados depois dos compostos, assim potencializa todo o treino. Esse é o primeiro passo para estimular a produção do hormônio. A dica número 2 para elevar a 'testo' é aumentar o volume dos treinos. A orientação de acordo com alguns estudos é executar de 4 a 5 séries com até 6 repetições. Então nos exercicios compostos, o ideal é seguir essa programação. Certifique-se que ao realizar o treino, esteja literalmente molhando a camisa. A orientação número 3, é o suor, um grande indicativo de alta intensidade durante os treinos. Para isso é necessário concentração, menos papo na academia, e descanso mínimo entre as séries. E é bom saber que o colesterol está ligado diretamente a produção de testosterona. Então essa é a dica número 4. Isso porque o corpo não produz a substância naturalmente o indivíduo terá que ingeri-la.

Comente agora
17
Mai
USP testa objeto menor que grão de arroz para combate a cegueira
Postado por: Samile Macedo / 06:30h

Pesquisadores da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (SP) evidenciaram a eficácia de um dispositivo mais fino do que um grão de arroz no tratamento de doenças como a retinopatia diabética, que pode levar à cegueira, por um custo quatro vezes menor do que implantes importados. Desenvolvida pelo professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Armando da Silva Cunha Junior, a tecnologia é testada desde 2014 pela Faculdade de Medicina no campus da USP no interior de São Paulo. Na primeira fase de testes, classificada como de segurança, a inovação foi aplicada em dez pacientes com oclusão da veia da retina, com hemorragias que afetam o fundo dos olhos e um inchaço na região central da retina, explica o médico e pesquisador Rodrigo Jorge. Os resultados mostraram vantagens em relação a outros métodos de combate a doenças vasculares da retina."Esse inchaço é o principal responsável pela piora da visão nesses casos. Uma das drogas que funcionam para diminuir o inchaço da retina é o corticoide, justamente a droga que é colocada nesse pequeno comprimido que implantamos na parte de trás do olho. Esse comprimido libera essa droga de forma lenta e contínua, em doses apropriadas para o problema", afirma. No decorrer da pesquisa, Jorge constatou que, além de reduzir a inflamação da retina, a tecnologia melhorou a acuidade visual dos pacientes e os poupou de receber injeções mensais de outros medicamentos tradicionais.

Comente agora
17
Mai
Flor pode ajudar no combate à dengue
Postado por: Samile Macedo / 05:21h

Em meio a uma epidemia de dengue, a cidade catarinense de Itajaí, no Vale, começou a cultivar uma planta que pode ajudar a combater o mosquito transmissor da doença. A planta, chamada de crotalária, atrai a libélula, predadora natural do aedes aegypti. Desde o início do ano, a cidade teve mais de 1.400 casos confirmados da doença com transmissão local, segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive). Há pouco mais de um mês, o viveiro Fazenda Nativa começou a cultivar a flor. Qualquer pessoa pode retirar mudas e plantar em casa. As libélulas predadoras atraídas pela flor também depositam ovos nos mesmos locais onde o mosquito da dengue se reproduz – qualquer lugar onde haja um eventual acúmulo de água. “As larvas da libélula também vão se alimentar das larvas do mosquito”, explica a corrdenadora do Instituto Brasil Ambiental (Ibra), Lucimara Gruzati. As mudas podem ser semeadas em vasos e até mesmo em saquinhos plásticos. “Não precisa enterrar muito, uma leve pressão já é suficiente”, explica o monitor ambiental José Roberto Fernandes. Ele diz que as flores também podem ser semeadas diretamente no solo – é possível jogá-las em um terreno baldio, por exemplo. As sementes germinam rápido – em cerca de 90 dias, as plantas começam a florescer. O protético Daniel Custódio Pereira aprovou a iniciativa, que ainda não tem comprovação científica, mas tem tido bons resultados nas cidades onde é aplicada. “Tenho duas crianças em casa e me preocupo que elas venham a pegar a doença. Por isso estou sempre cuidando para que não aconteça nada”, disse ele, que levou mudas de crotalária para a casa. 

Comente agora
17
Mai
Café reduz o risco de câncer no fígado, revela estudo
Postado por: Samile Macedo / 04:52h

Um estudo realizado por cientistas do instituto britânico World Cancer Research Fund International (WCRF) revelou que os homens que consomem pelo menos uma xícara de café por dia são menos propensos a desenvolver câncer no fígado. Os dados mostraram que em 21% dos casos a doença não foi desenvolvida, em comparação com os homens que não tomam a bebida diariamente. Segundo os pesquisadores, nas mulheres o hábito de beber café não foi fortemente associado com uma diminuição do risco de câncer. Mas os cientistas afirmam que existe uma forte evidência que liga o consumo de café com um menor risco de tumor de fígado.

Dados mundiais sobre o câncer no fígadoA pesquisa é parte de um “Projeto de atualização contínua”, desenvolvido pelo WCRF. Os dados publicados neste mês fazem parte de uma atualização de um estudo anterior que saiu em junho de 2014. De acordo com o último relatório, divulgado em 2012, o câncer de fígado é a segunda forma mais comum de câncer e é responsável pela morte de cerca de 746 mil pessoas em todo o mundo. Os números mostram que os casos de câncer de fígado estão aumentando. 

Comente agora
17
Mai
Controle do mosquito da dengue motiva 12 estudos
Postado por: Samile Macedo / 04:00h

A infestação sem precedentes do mosquito Aedes aegypti, que provoca a maior epidemia de dengue do País, acendeu a luz amarela em laboratórios de pesquisas que correm atrás de soluções para uma política de controle integrado da principal praga alada doméstica brasileira. Além da Fiocruz, no Rio, da francesa Sanofi Pasteur, e do Instituto Butantã, que buscam a vacina salvadora, pelo menos outros 12 estudos movimentam cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp) em torno do inseto e sua peste. Investiga-se dos hábitos das fêmeas transmissoras dos vírus à genética de machos estéreis - e até uma inversão sexual do bicho. "A inversão sexual do mosquito favorece a produtividade de uma biofábrica de machos estéreis", diz Margareth Capurro Guimarães, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, que já produz mosquitos esterilizados geneticamente para controlar infestações. Nas centenas de alas médicas lotadas por suspeitas de dengue, todo mundo sabe que é a fêmea do mosquito rajadinho a vilã no leva e traz dos vírus. Essa é a parte da pesquisa que a professora da USP chama de "supressão da espécie", uma vez que, segundo ela, atualmente é "impossível" se pensar em erradicação do mosquito. Para bombar os resultados da produção de espécimes machos estéreis, 50% dos ovos produzem fêmeas, a pesquisadora faz microinjeções em pulpas do Aedes para mudar-lhes o gênero. 

Comente agora
16
Mai
Ministro da Saúde quer retirar pediatras de salas de parto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:21h

O Ministério da Saúde estuda a possibilidade de estabelecer diretrizes sobre parto cesáreo, com dispensa da presença de pediatra na sala de parto quando não houver risco para o bebê e nem para a mãe. A proposta, que está em consulta pública, foi repudiada pela Associação Médica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia enviaram ofício para o Ministério da Saúde em nota nesta semana. O diretor da Associação Médica Brasileira, José Bonamigo, afirma que as entidades médicas entendem que a equipe tem que ter um pediatra, normalmente um neonatologista, pra receber o bebê. “Existem evidencias na literatura de que esse profissional colocado no ambiente do parto melhora os resultados”. O diretor reconhece que não é fácil ter um pediatra em cada sala de cirurgia, mas que as diretrizes do governo devem orientar os serviços de parto a terem a melhor situação para gestantes e crianças. O documento está em consulta até o dia 25 de maio, reforça a importância da presença de um profissional adequadamente treinado em reanimação neonatal, como pediatra, neonatologista, enfermeiro obstetra, enfermeiro neonatal, entre outros, apenas em cesariana feita sob anestesia geral ou se tiver evidência de sofrimento fetal.

Comente agora
16
Mai
Uso de drogas pode ser detectado através da impressão digital
Postado por: Samile Macedo / 11:30h

Um teste rápido, desenvolvido por cientistas britânicos, promete revelar de forma rápida o uso de drogas, sem métodos invasivos, através da coleta de impressões digitais. A análise detecta a presença de duas substâncias químicas produzidas no momento em que a cocaína é quebrada no corpo: a benzoilecgonina e a metilecgonina. O estudo, elaborado por pesquisadores da Universidade de Surrey, foi detalhado na publicação científica Analyst, da Real Sociedade de Química britânica. Os cientistas afirma que o teste por ser útil em prisões e em clínicas para o tratamento de viciados e até verificações de rotina no ambiente de trabalho. O método é muito mais difícil de trapacear que os atuais exames de saliva, urina e sangue, já que a identidade da pessoa testada está embutida na amostra. O problema é o tamanho do equipamento, equivalente a uma máquina de lavar roupas, e o custo, de quase R$ 1,9 milhão.

Comente agora
16
Mai
Pílula anticoncepcional completa 55 anos com avanços e menos riscos à saúde
Postado por: Samile Macedo / 09:59h

Priscila Capovilla cursava a faculdade e tinha 20 anos quando ficou grávida da filha. A gestação não foi planejada. Por isso, pouco tempo depois do parto, a jovem decidiu que não passaria por uma situação como aquela novamente e começou a tomar a pílula anticoncepcional. Após 20 anos, a analista de tecnologia da informação é uma entusiasta do método contraceptivo e garante que manterá o uso até que o desejo de ter um outro filho apareça. “Tive minha filha, mas acabei não ficando com o pai dela. Penso em ter mais filhos se me casar e tiver alguém para criá-lo comigo. Gostaria de ter pelo menos mais um filho”, disse Priscila. “Acho ótima a possibilidade de planejar. A gente fica mais segura. Uma gravidez indesejada pode complicar muito a vida de uma pessoa”, acrescentou. A professora Carla Simone Castro, 41 anos, também fez uso da pílula anticoncepcional, mas tem uma história bem diferente para contar. Após seis meses utilizando a medicação, recomendada por uma ginecologista, ela sentiu fortes dores de cabeça seguidas de três acidentes vasculares cerebrais. Como sequela, Carla ficou 60 dias cega, 45 dias sem o movimento dos braços e pernas e com a fala comprometida.“Nunca tinha usado anticoncepcional. A médica me indicou para diminuir as cólicas. Conversei muito sobre o risco de trombose que continha na bula, mas ela garantiu que, em 20 anos, não teve conhecimento de nenhum caso”, explicou. Carla enfrentou 67 dias de internação, sendo sete em uma unidade de terapia intensiva. Hoje, menos de um ano depois, ela precisa tomar remédio anticoagulante e tem fístulas no cérebro que podem se romper a qualquer momento. 

Comente agora
16
Mai
Cansaço excessivo pode ser um sinal de doenças
Postado por: Samile Macedo / 05:52h

Ela pode chegar de mansinho, se instalando vagarosamente, uma sensação de fadiga, moleza e falta energia, até mesmo para executar as pequenas atividades cotidianas. Mas será que é isso normal? Com a correria do dia a dia muitos atribuem essa sensação de cansaço extremo a noites mal dormidas e ao estresse, situações de desânimo que geram um impacto profundo nas atividades sociais e na produtividade profissional, tornando-se hoje uma das principais queixas dos consultórios médicos. A severidade dessa sensação de cansaço e fadiga pode e deve ser avaliada por uma escala de sinais, pois uma noite mal dormida, horas enfrentando o trânsito das grandes capitais ou ainda viver em eterno estado de tensão e estresse podem sugar sua energia. No entanto, existem outros fatores que podem e devem ser considerados, como os desequilíbrios clínicos decorrentes de carências nutricionais, desequilíbrios hormonais, infecções e doenças autoimunes. Vamos falar sobre os principais fatores que podem causar o cansaço excessivo:

Desequilíbrios hormonais - O declínio hormonal pode ocorrer em ambos os sexos, sendo um fator mais comum para as mulheres no período próximo ao climatério, e entre os 50 e 60 anos para o homem. O declínio hormonal é fisiológico, e não uma doença, mas quando a queda é acentuada pode gerar sintomas desagradáveis, dentre eles a sensação de fadiga e o cansaço.

Comente agora
16
Mai
Jovem que ficou deformada após plástica refaz cirurgia: 'Vida nova'
Postado por: Samile Macedo / 05:24h

A esteticista Annelise da Silva Martins Levino, de 27 anos, que ficou deformada após uma cirurgia plástica realizada em uma clínica particular, em Goiânia, refez o procedimento e diz que mudou de vida. Na época, a pele da barriga não foi devidamente removida, o que a deixou com um volume na região pubiana. “Parecia que eu tinha um pênis e chegaram a me confundir com um travesti. Mas tudo mudou depois que eu fiz a nova cirurgia. É uma vida nova”, disse ao G1. Antes de fazer a primeira cirurgia, Annelise era dona de casa. No entanto, após sofrer com o procedimento desastroso, ela estudou e passou a trabalhar como esteticista. Além disso, entrou para um grupo em uma rede social que falava sobre o tema. Aí ela teve a ideia de criar seu próprio grupo, com o objetivo de ajudar outras pessoas sobre os cuidados na hora de escolher um cirurgião e uma clínica. “Comecei com o grupo em 2013 e, aos poucos, ele foi crescendo. Hoje, são cerca de duas mil participantes, que trocam ideias sobre os procedimentos e todos os pontos que é preciso atentar. Lá falamos sobre os médicos que são credenciados junto ao Conselho Regional de Medicina e das experiências bem-sucedidas”, ressaltou.

Comente agora
15
Mai
Só faltava essa: Modelo coloca silicone no bumbum e decide retirar porque ele "rebola sozinho"
Postado por: Anacley Souza / 17:41h

A modelo Jana Stoner, de Garden Grove (Califórnia, EUA), colocou silicone nas nádegas inspirada no corpo das irmãs Kardashian. O implante não foi muito bem colocado e Jana resolveu removê-lo com a ajuda do reality “Botched”, do canal de entretenimento E!, sob justificativa de que seu bumbum “rebola sozinho”. Em entrevista ao canal, ela relatou que ela foi a Tijuana, no México, para conseguir realizar a cirurgia. Os médicos Terry Dubrow e Paul Nassif, desconfiaram que os responsáveis pelo procedimento implantaram próteses para seios. Eles ainda afirmam que a quantidade de silicone foi acima do recomendado: foram 650 centímetros cúbicos em cada lado. Para resolver o problema, decidiram realizar um lifting.

Comente agora
15
Mai
Vitamina B3 reduz risco de câncer de pele
Postado por: Anacley Souza / 16:19h

A vitamina B3 é capaz de reduzir o risco de câncer de pele do tipo não-melanoma em até 23%. É o que mostra um estudo divulgado durante uma conferência da American Society of Clinical Oncology, realizada nos Estados Unidos. Para a pesquisa, foram acompanhados 386 pacientes diagnosticados com, pelo menos, dois cânceres de pele- tais como carcinoma de células basais e carcinoma de células escamosas - nos últimos cinco anos. Metade dos participantes recebeu 500 miligramas do suplemento duas vezes por dia -- o outro grupo recebeu placebo. Segundo os resultados, os voluntários, com idades entre 30 e 91 anos, toleraram bem o tratamento. Quando eles deixaram de tomar a vitamina B3, o risco de contrair câncer de pele subiu novamente cerca de seis meses mais tarde -- indicando que o benefício só pode ser adquirido se os suplementos são tomados de forma contínua. "Esta é a primeira evidência clara de que podemos reduzir o câncer de pele usando uma simples vitamina, ao lado de proteção do sol sensata", afirmou Diona Damian, professora de dermatologia na Universidade de Sydney e autora principal da pesquisa. Os pesquisadores ressaltaram que o estudo utilizou um tipo de vitamina B3 chamado nicotinamida e não do ácido nicotínico, uma outra forma comum de vitamina B3, geralmente associada a efeitos secundários, como rubor e pressão arterial baixa.

Comente agora
15
Mai
Sedentarismo é um problema que acomete 66% da população do país
Postado por: Samile Macedo / 12:29h

O sedentarismo é um mal que vem crescendo no mundo todo e está tornando-se um problema de saúde pública. Considerado a doença do século, é associado ao dia a dia agitado, aos hábitos decorrentes das facilidades da vida moderna e ao conforto proporcionado pela tecnologia. De acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), sedentária é a pessoa que pratica menos de 150 minutos de atividade física por semana. Uma pesquisa realizada no Brasil pela agência de inteligência e pesquisa de mercado Hello Research com uma amostra de 1000 pessoas, em 70 cidades espalhadas por todas as regiões do país apontou que 66% das pessoas não praticam exercícios físicos, mesmo que esporadicamente. A faixa etária dos 45 a 59 anos abriga a maior parcela de inativos físicos. Entre os sedentários, as mulheres lideram o ranking com 76% contra 55% dos homens. Segundo um estudo realizado em 2012 pelo Brigham and Women’s Hospital e pela Harvard Medical School e publicada na revista científica “The Lancet”, este mal faz cerca de 5 milhões de vítimas fatais no mundo a cada ano. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que doenças crônicas associadas ao excesso de peso, à má alimentação e ao sedentarismo, respondem por mais de 70% das causas de morte no país. 

Comente agora
15
Mai
Casos suspeitos de dengue e chikungunya aumentaram em S. A. de Jesus diz gerente de endemias
Postado por: Samile Macedo / 12:14h

A dengue (praticamente em epidemia no Brasil), febre chikungunya e zika vírus são patologias com alguns sintomas parecidos e que têm como principal causador o mosquito Aedes Aegypt inspiram mais cuidados por parte dos cidadãos. O gerente de endemias e membro da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Uanderson de Jesus relatou que o município teve um início de ano tranquilo com respeito a casos de dengue, porém nas últimas semanas foi encontrado um número maior tanto dos focos do mosquito causador da doença, como no número de ocorrências suspeitas fator que tem motivado o setor a elaborar ações extras para tentar impedir a cidade de sofrer epidemias. “Temos suspeitas de ocorrências de dengue e chikungunya, notificações não confirmadas e até o momento apenas um caso de dengue confirmado na cidade. O índice de infestação registrado em Santo Antônio de Jesus no ciclo passado fechou em 0,2%, algo considerado como muito bom. Ainda estamos terminando os trabalhos dessa nova etapa e na semana seguinte tudo estará concluído com uma prévia de aumento para 0,8% ou 0,9% em decorrência das condições climáticas”, informou. Uanderson explicou que a Secretaria de Saúde do município tem realizado trabalhos na tentativa de combater as doenças causadas pelo Aedes Aegypt por realizar visitas domiciliares, mutirões de limpeza já realizados nos bairros Ernesto Melo, Alto Santo Antônio, instruindo os moradores, adentrando em terrenos baldios com a consciência de trazer bons resultados para a cidade. “Os trabalhos continuam e temos agendado mais mutirões de limpeza nos bairros, estimulando a população a estarem juntos conosco combatendo o mosquito da dengue”, concluiu. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
15
Mai
15 ideias para uma alimentação mais saudável (e não menos saborosa)
Postado por: Samile Macedo / 09:29h

Ser saudável não precisa ser tão difícil quanto parece - basta um pouco de esforço e criatividade. Para te ajudar na missão, confira 15 ideias para para substituir a comida junk de cada dia por uma mais saudável e igualmente saborosa:

1. Para aqueles que não abrem mão de adoçar o cafezinho, o chá ou o suco, o ideal é buscar alternativas naturais, como o mel ou até a rapadura, que mantêm minerais e vitaminas perdidos no processo de refinação. Outra saída é optar pelo estévia, munido de edulcorantes naturais, diferente das outras opções de adoçantes disponíveis no mercado;

2. Cheios de conservantes, os sucos de caixinha, mesmo que nas versões diet e light, podem ser inimigos número um de uma alimentação saudável. Ou seja, sucos naturais sempre;

3. Cuidado com o queijo branco, já que, muitas vezes, ele é recheado de gorduras saturadas. Opte pelo cottage ou a mussarela de búfala, substitutos perfeitos;

4. As famosas barrinhas de cereais podem não ser tão saudáveis quanto parecem. Muitas vezes, são repletas de conservantes, corantes e sódio. Quando bater aquela fome entre uma refeição e outra, frutas secas e cereais naturais são as melhores opções; 

Comente agora
15
Mai
Cirurgião Geral tira dúvidas sobre Medula Óssea e Doença de Chagas. Ouça:
Postado por: Letícia Oliveira / 05:51h

Tire suas dúvidas sobre transplante de Medula Óssea e Doença de Chagas ouvindo a entrevista do médico cirurgião do Hospital e Maternidade Luís Argolo, Dr. Antônio Carlos Santana. Ouça a entrevista:

O que é medula óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

O que é Doença de Chagas?

Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também. A Doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase americana e chaguismo. Recebeu esse nome graças ao seu descobridor, o médico brasileiro Carlos Chagas – indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.

Áudios

1 - dr._antonio_carlos.mp3
Comente agora
15
Mai
Alimentos Diet e Light: Qual a diferença?
Postado por: Letícia Oliveira / 05:05h

Desde o início da comercialização dos alimentos diet, a maioria dos consumidores associaram esses produtos como sendo de baixo valor calórico e, conseqüentemente, permitidos para as pessoas que precisam ou desejam perder os quilos extras (Faça uma avaliação de peso e descubra quanto você precisa emagrecer, clique aqui). Depois, vieram os light e a confusão se formou. Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com excesso de peso podem consumir o mesmo alimento diet ou light? Pão e refrigerante light ou diet, sal light, margarina light, chocolate diet. Diet e light viraram "sobrenome" de diversos alimentos, mas o que os diferenciam?

Alimento Diet: De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:

  1. 1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);
  2. 2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).
Comente agora
15
Mai
Zika vírus: Ministério da Saúde confirma 8 casos na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 02:22h

O Ministério da Saúde confirmou ontem (14) um total de 16 casos de zika vírus no país: oito na Bahia e oito no Rio Grande do Norte. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue. As amostras foram encaminhadas aos laboratórios de referência do Instituto Evandro Chagas e ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos para avaliação. Análises feitas pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia já haviam indicado resultado preliminar para a presença do vírus. O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras de macacos utilizados como sentinelas para a detecção da febre amarela, na Floresta Zika, em Uganda. Nas Américas, ele já havia sido identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no Oceano Pacífico, em 2014. Casos importados foram descritos no Canadá, na Alemanha, na Itália, no Japão, nos Estados Unidos e na Austrália.

Comente agora
14
Mai
Fã que gastou fortuna para ficar parecido com Kim Kardashian não consegue mais mexer o rosto
Postado por: Anacley Souza / 17:21h

Em entrevista a um programa de televisão norte-americano, exibido na última terça-feira (12), Jordan James Parke, o inglês que gastou mais de R$ 400 mil em cirurgias para se parecer com Kim Kardashian, contou que não consegue mais mexer o rosto. Parte dos quatro milímetros de preenchimento labial que o jovem colocou chegou a escorrer e ele foi alertado por médicos sobre os problemas que as intervenções poderiam trazer à sua saúde. Porém, ainda assim, gastou cerca de R$ 1.600 em cada uma das 50 cirurgias de preenchimento dos lábios. Agora, a boca de Parke corre o risco de explodir a qualquer momento. E ainda tem mais! Apesar de saber dos riscos que corre com as atuais cirurgias, o rapaz ainda pediu uma nova intervenção aos médicos durante o programa: uma plástica para diminuir o nariz. Os profissionais disseram que, caso ele fizesse o procedimento, não conseguiria mais respirar por causa dos lábios enormes. Apesar das críticas, Jordan disse que nunca se sentiu tão bem em relação a si mesmo. “Eu rio quando as pessoas tentam me insultar dizendo que eu pareço de plástico ou falso. Eles pensam que eu vou adotar um visual natural? Se eu fosse, pediria meu dinheiro de volta”, disparou. E se engana quem pensa que esta foi a única mudança que o rapaz fez no rosto para ficar parecido com a esposa de Kanye West. James também tem tatuagem nas sobrancelhas, preenchimento nas bochechas, no queixo e na testa, botox no nariz e já removeu pelos com laser. O caso de Jordan não é inédito. Diversas pessoas já gastaram uma nota para conseguirem se transformar ou chegar o mais próximo possível de se parecer com um famoso.

Comente agora
14
Mai
Funcionário perde 7 quilos com clube de corrida pago pela empresa
Postado por: Anacley Souza / 13:23h

Acima do peso, com os índices de gordura corporal elevados e com um puxão de orelha do cardiologista, Eliezer Santana, de 46 anos, não pensou duas vezes para iniciar uma atividade física. “Era um sedentário, não fazia nada. Mas, ao ouvir do médico que podia enfartar a qualquer momento, comecei a cuidar da minha saúde”, lembra ele, que contou com um estímulo a mais para fazer parte de um clube de corrida: “A Bravo Caminhões, empresa que trabalho há quase 15 anos, oferece esse benefício a todos os colaboradores. E, melhor, não pagamos nada por isso”. Com treino três vezes por semana, Santana, que assume hoje a função de analista contábil júnior na Bravo (empresa do Grupo LM, que nesta edição da lista GPTW-Bahia 2014 também foi premiada como a AuraBrasil e a LM Frotas), está sete quilos mais magro e com os exames de laboratório normais. “Todas as minhas taxas, incluindo colesterol, estão ótimas. Além disso, me considero uma pessoa mais disposta até no próprio trabalho”, diz. Como se não bastassem esses resultados, ele já disputou três provas de corrida de rua, de 5 quilômetros cada. “Estou tão viciado que já influenciei outros colegas a entrarem no clube também”. O diretor corporativo do Grupo LM, André Passos, informa que o clube de corrida entrou para o rol de benefícios da companhia há quatro anos e é 100% custeado pela Bravo Caminhões. Ele conta que o presidente do grupo, Luiz Mendonça, tem como foco o cuidado com as pessoas e, como é um esportista, acabou influenciando nessa parceria, que foi bem aceita pelos colaboradores.

Comente agora
14
Mai
Governo pode permitir a cesariana sem presença de médico pediatra
Postado por: Anacley Souza / 13:01h

O Ministério da Saúde está estudando a possibilidade de estabelecer diretriz sobre parto cesáreo, dispensando a presença de pediatra na sala de parto quando não houver risco para o bebê e nem para a mãe. Entidades médicas enviaram esta semana uma nota ao Ministério da Saúde repudiando a proposta, que está em consulta pública. “As entidades médicas entendem que a equipe tem que ter um pediatra, normalmente um neonatologista, pra receber o bebê. Existem evidencias na literatura de que esse profissional colocado no ambiente do parto melhora os resultados”, explicou o diretor da Associação Médica Brasileira, José Bonamigo. Bonamigo reconhece que não é fácil ter um pediatra em cada sala de cirurgia, mas, para o especialista, as diretrizes do governo devem orientar os serviços de parto a terem a melhor situação para gestantes e crianças. ”É justo diminuir os custos dos procedimentos, mas não colocando em risco a saúde dos pacientes”. Segundo o Ministério da Saúde, o documento, que está em consulta pública até o dia 25 de maio, reforça a importância da presença de um profissional adequadamente treinado em reanimação neonatal, como pediatra, neonatologista, enfermeiro obstetra, enfermeiro neonatal, entre outros, apenas em cesariana feita sob anestesia geral ou se tiver evidência de sofrimento fetal. Outro ponto de discordância entre médicos e Ministério da Saúde é a recomendação de que o parto normal é recomendado na maioria das situações para mulheres que já fizeram cesariana.

Comente agora
14
Mai
Ministério da Saúde confirma 8 casos de zika vírus no RN e 8 na BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:28h

O Ministério da Saúde confirmou a circulação do zika vírus no Brasil na manhã desta quarta-feira (14). Segundo o ministro Arthur Chioro, 8 amostras provenientes de Camaçari, na Bahia, e 8 do Rio Grande do Norte são efetivamente da doença. Elas foram testadas pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Apesar da entrada do vírus no Brasil e de 1.200 suspeitas sendo investigadas no Nordeste, o ministro disse não haver motivo para preocupação. "O zika vírus não nos preocupa. Trata-se de uma doença benigna que tem uma evolução para cura. A febre é baixa, o maior incômodo é o prurido, manchas vermelhas. Requer muito pouco acesso dos pacientes ao prontos-socorros e serviços médicos. Toda a nossa preocupação é com a dengue, porque dengue mata."

Zika vírus

O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 a partir de amostras em macacos Rhesus na floresta Zika, em Uganda. Ele é endêmico no leste e oeste africanos e, no continente americano, foi identificado na Ilha de Páscoa, território chileno, no início de 2014, segundo o ministério. É uma doença viral que passa sozinha, em geral, após até sete dias. Ela se caracteriza por febre, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, inchaço nas extremidades, e dor atrás dos olhos, que também podem ficar vermelhos. A transmissão se dá por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti e há um período de incubação de cerca de quatro dias. O tratamento é baseado no uso de paracetamol para febre e dor. Não há registros de óbitos causados pela doença. Também não há vacinas contra ela. As medidas de prevenção são semelhantes às da dengue e da chikungunya. (OGlobo)

Comente agora
14
Mai
Médico diz ser possível realizar 1º transplante de cabeça em dois anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:26h

O neurocirurgião italiano, Sérgio Canavero, diz que pode fazer o primeiro transplante de cabeça em dois anos. Ele diz que vai apresentar a técnica em uma conferência nos Estados Unidos, em junho. Cientistas de várias partes do mundo dizem que esse tipo de cirurgia é impossível, com as técnicas conhecidas hoje. O procedimento duraria 36 horas e envolveria uma equipe de cem médicos para ligar um corpo saudável à cabeça de um paciente e já tem candidato: é o russo Valery Spirdonov, de 30 anos, que sofre de um tipo de atrofia muscular que leva à morte precoce. O médico está buscando patrocínio para a cirurgia, que ele calcula que vá custar R$ 45 milhões, e um país que aceite o transplante. Será preciso achar também um doador do corpo. O presidente da Academia Brasileira de Neurologia, doutor Rubens Galhardi, disse que a ideia ainda é muito distante do mundo real e que a comunidade científica praticamente não tem informações sobre isso. O russo que pretende passar pelo procedimento disse que reconhece as chances de dar certo são pequenas, mas que, ao menos, a experiência poderá levar médicos a acertarem a técnica no futuro.

Comente agora
14
Mai
Feira de Santana: Clínica de Rua Nova atende 400 pessoas com sintomas virais
Postado por: Samile Macedo / 10:54h

Em vários bairros do município de Feira de Santana, na região do Portal do Sertão, vem crescendo o número de pessoas acometidas de vítimas de vírus provocados pela proliferação dos focos do mosquito Aedes Aegypti. Porém, entre as localidades, o bairro Rua Nova é o que mais apresenta pessoas com sintomas dengue, chikungunya e Zika. As informações são do site Acorda Cidade. Porém, a comunidade não consegue dar conta da demanda extra de pacientes. De acordo com uma enfermeira da unidade, estão sendo atendidas 400 pessoas por dia. Na manhã desta quinta-feira (14), podia-se ver vários pacientes em fila, esperando pelo atendimento. (BN)

Comente agora
14
Mai
Casa adaptada para idosos: Veja dicas de segurança e conforto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:37h

A população vive cada vez mais. A média atual de vida dos brasileiros, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 73 anos. Por isso, para garantir o conforto e segurança daqueles que por tanto tempo cuidaram de nós, as adaptações em casa são necessárias. Veja as dicas e eleve a qualidade de vida dos idosos de sua família. Um dos maiores perigos que cercam os idosos são as quedas. As causas mais comuns de acidentes em casa são os obstáculos que se encontram pelo caminho. Pode ser um tapete, um piso molhado, um móvel que deixa pouco espaço para passagem ou até um degrau. O banheiro é o lugar com maior incidência de acidentes graves, primeiro porque muitos idosos querem preservar a privacidade e chaveiam a porta, e segundo porque o local costuma ficar com frequência úmido e escorregadio. Adaptações para o banheiro – No chão do banheiro (o maior causador de quedas) há duas opções: piso antiderrapante e tapete de borracha que gruda no chão. As barras de apoio, fixadas nas paredes, também são importante e podem evitar os tombos quando faltar equilíbrio. No chuveiro, algumas vezes pode ser necessária uma cadeira de plástico para a pessoa tomar banho sentada.

Leia mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
14
Mai
Ministro da Saúde confirma oito casos de zika vírus na Bahia
Postado por: Samile Macedo / 08:51h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou, nesta quinta-feira (14), oito casos do zika vírus na cidade baiana de Camaçari e outros oito no Rio Grande do Norte. As amostras foram testadas pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Apesar das 1.200 suspeitas de incidência do vírus investigadas no Nordeste, o ministro disse não haver motivo para preocupação. "O zika vírus não nos preocupa. Trata-se de uma doença benigna que tem uma evolução para cura. A febre é baixa, o maior incômodo é o prurido, manchas vermelhas. Requer muito pouco acesso dos pacientes ao prontos-socorros e serviços médicos. Toda a nossa preocupação é com a dengue, porque dengue mata", disse, em entrevista coletiva, segundo o G1.

Comente agora
14
Mai
'Tecnicamente estamos vivendo uma epidemia', diz ministro sobre dengue
Postado por: Samile Macedo / 08:16h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou na manhã desta quinta-feira (14) que o Brasil vive uma epidemia de dengue. "Claro, tecnicamente estamos vivendo uma epidemia", afirmou ao apontar que a quantidade de casos no Brasil é avaliada como epidêmica segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Chioro disse que a epidemia é mais grave em São Paulo, Goiás e no Acre. Chioro havia negado a epidemia no início de maio, dizendo que o país vivia uma situação de "elevação" no total de casos e que o maior número de ocorrências seria resultado da crise hídrica e do "desarmamento" de ações de combate à doença por parte da sociedade. O Brasil registrou 745,9 mil casos de dengue entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano. O total é 234,2% maior em relação ao mesmo período do ano passado e 48,6% menor em comparação com 2013, quando na mesma época foram notificadas 1,4 milhão de ocorrências da doença. A incidência de casos no Brasil para cada grupo de 100 mil habitantes é de 367,8, índice que, para a OMS, é situação de epidemia (a classificação mínima de epidemia é de 300/100 mil habitantes). Levando-se em conta esta informação, sete estados estão em situação epidêmica: Acre (1064,8/100 mil), Tocantins (439,9/100 mil), Rio Grande do Norte (363,6/100 mil), São Paulo (911,9/100 mil), Paraná (362,8/100 mil), Mato Grosso do Sul (462,8/100 mil) e Goiás (968,9/100 mil). 

Comente agora
14
Mai
Melancia é aliada dos músculos e ajuda na hidratação
Postado por: Samile Macedo / 07:52h

A Melancia apresenta uma boa fonte de vitaminas A, B6, C, potássio e fitoquimicos importantes como o licopeno e a citrulina. A cor avermelhada da polpa da melancia tem grande concentração de um poderoso antioxidante chamado licopeno, que neutraliza os radicais livres (substâncias nocivas ao corpo e os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele e aparecimento de diversos tipos de câncer). Além disso, a melancia também contém quantidades moderadas de potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento de todas as células do corpo, órgãos e tecidos. Outro fitoquímico importante presente na melancia é chamado citrulina que é convertida em arginina, um aminoácido importante na entrega de nutrientes para o músculo. A quantidade de vitamina B6 (piridoxina) presente na melancia é significativa e contribui no mecanismo de geração de energia do corpo e regulação do sistema nervoso. Uma deficiência desta vitamina pode causar dificuldades para dormir e para aprender. O gosto adocicado da melancia vem da frutose, açúcar natural fonte de carboidrato que funciona no organismo como um estoque de energia, ajudando no ótimo funcionamento do cérebro, nervos, medula óssea e nos glóbulos vermelhos. Também é importante na hidratação corporal, já que é composta por aproximadamente 93% de água. 

Comente agora
14
Mai
Mais Médicos: brasileiros preencheram 100% das vagas do último edital
Postado por: Letícia Oliveira / 06:59h

Profissionais brasileiros com diploma no exterior preencheram todas as 387 vagas remanescentes do atual edital do Programa Mais Médicos. Com isso, 100% da demanda dos municípios foi atendida sem a necessidade de convocar profissionais estrangeiros. As informações foram divulgadas hoje (14) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, a adesão desses profissionais vai garantir assistência a 63 milhões de brasileiros que antes não contavam com médicos em unidades básicas de saúde. Ao todo, serão 18.240 médicos atuando em 4.058 municípios, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras, além de 34 Distritos Sanitários Indígenas. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, os médicos brasileiros convocados nesta fase têm formação em países como Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Rússia. "Alcançamos 100% das vagas cobertas por médicos brasileiros. Não haverá abertura de vagas para médicos intercambistas individuais estrangeiros e também não chegaremos à fase do intercâmbio com a Organização Pan-americana de Saúde para trazer médicos cubanos ao Brasil", explicou.

Comente agora
14
Mai
Medicamento para lúpus está em falta na rede pública
Postado por: Letícia Oliveira / 06:34h

O medicamento hidroxicloroquina (reuquinol), para  portadores de lúpus, está em falta desde janeiro na rede estadual de saúde, segundo a presidente da Associação Lúpicos Organizados da Bahia (Loba), Jacira Conceição.  A estimativa da associação  é de que cerca de quatro mil pacientes no estado dependem do remédio. "Esse medicamento tem que estar sempre disponível. É de alto custo. Uma caixa custa em média R$ 75 e o paciente não pode interromper o tratamento. Há muita gente que não tem condições de comprar", afirmou Jacira Conceição. A secretária Lilian Lacerda, 38, está há dois meses sem se medicar. Disse que na semana passada (não precisou o dia) foi ao Hospital Geral Ernesto Simões Filho,  mas foi informada de que o item está em falta. "É um medicamento de uso contínuo. A gente pega mensalmente no hospital para tomar um comprimido por dia", salientou.

Comente agora
14
Mai
Ainda não há prazo para vacina contra dengue, segundo Ministério da Saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 03:52h

Depois de reconhecer que nove estados brasileiros vivem uma epidemia de dengue, o Ministério da Saúde informou que analisa pesquisas que buscam uma vacina contra a doença. O laboratório privado Sanofi Pasteur foi o primeiro do mundo a concluir estudos da vacina, que é analisada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para concessão de registro. Dois laboratórios públicos brasileiros desenvolvem o imunizante. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia da pasta, Jarbas Barbosa, a Anvisa é a primeira agência reguladora a analisar o registro de uma vacina contra a dengue. "Eles pediram o registro em 31 de março. Foi o primeiro pedido no mundo. Como é um produto novo, a análise da Anvisa leva tempo porque não há precedente", disse Barbosa à Agência Brasil.

Comente agora
14
Mai
Casos de HIV/AIDS crescem em jovens no início do ano em S. A. de Jesus e região, afirma Epidemiologia
Postado por: Letícia Oliveira / 03:32h
Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV - tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. E o organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebido. Em Santo Antônio de Jesus e região, alguns casos foram confirmados. Em entrevista a Rádio Andaiá FM, Leila Lemos, fisioterapeuta e técnica da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Regional de Saúde, informou que o número de casos de HIV/AIDS têm crescido no início desse ano nos 13 municípios do Núcleo, assim como os de sífilis em gestante, “uma grande preocupação nossa são os casos de sífilis congênita, que são as gestantes que não possuem tratamento adequado e provocam aborto ou a criança nasce com a doença”, comentou. Segundo a entrevistada, a falta de informação para gestante que às vezes tem o diagnóstico da sífilis, inicia o tratamento e não conclui, pode ser o que resultou nesse aumento. Ela contou que no final do ano de 2014 houve uma dificuldade na compra do material, já que houve falta nacional com os fornecedores, porém isso já foi resolvido e outra empresa está fornecendo o material, regularizando a compra. 
Sinara Bonfim, também técnica e fisioterapeuta, destacou que está sendo feito o levantamento desses dados, mas esse aumento está preocupando a equipe, também pelo fato de ser apresentado na população jovem, principalmente. “Essa faixa de jovem é preocupante, então estamos falando e buscando junto aos municípios ações educativas para que esses jovens tenham ciência de que a proteção é fundamental nesses casos. O uso da camisinha pode evitar uma gravidez, mas acima de tudo livra essa população muito nova de adquirir a doença”, ressaltou. De acordo com Sinara, o Núcleo Regional faz um papel de apoiador para o município, então sempre são feitos trabalhos de capacitação, orientação, apoio, dentre outras ações.
Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira
Comente agora
13
Mai
Ainda não há prazo para vacina contra dengue, afirma ministro
Postado por: Anacley Souza / 15:46h

O Ministério da Saúde informou que está analisando pesquisas que buscam uma vacina contra a dengue após de reconhecer que nove estados brasileiros vivem uma epidemia da doença. O laboratório privado Sanofi Pasteur foi o primeiro do mundo a concluir estudos da vacina, que é analisada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para concessão de registro. Dois laboratórios públicos brasileiros desenvolvem o imunizante. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia da pasta, Jarbas Barbosa, a Anvisa é a primeira agência reguladora a analisar o registro de uma vacina contra a dengue. “Eles pediram o registro em 31 de março. Foi o primeiro pedido no mundo. Como é um produto novo, a análise da Anvisa leva tempo porque não há precedente”, disse Barbosa, explicando que não há prazo para a conclusão da análise. Na avaliação do secretário, caso o produto consiga o registro e possa ser vendido no mercado brasileiro, haverá uma avaliação técnica sobre se ele será incorporado ao Sistema Único de Saúde. “Tem que ser uma análise muito cuidadosa para haver segurança; que a vacina preencha os requisitos básicos de segurança e eficácia. Isso sendo atingido, vamos analisar o custo efetividade, o impacto epidemiológico, o impacto orçamentário”, explicou. Uma característica desta vacina que desanima o Ministério da Saúde para possível incorporação na rede pública, é que a eficácia dela é considerada baixa, porque atinge pouco mais de 60% de imunização contra os quatro tipos de dengue.

Comente agora
13
Mai
Viagra feminino: em fase final de teste, pílula promete aumentar desejo sexual das mulheres.
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:17h

Cientistas pesquisam a possibilidade de um remédio ‘milagroso’, que seria a versão feminina do Viagra: uma pílula que promete aumentar a libido feminina de três a seis horas depois de ingerida. A novidade está em fase final de testes e espera revolucionar o mercado. Cerca de 30% das mulheres que participaram das pesquisas alegaram ter seus desejos recuperados após a ingestão do comprimido. Para o sexólogo Amaury Jr, porém, a iniciativa é duvidosa:

— Acho pouco provável que uma pílula mude o comportamento da mulher. Ela é muito mais sensorial, emocional. Na hora do sexo, tem muito mais coisa envolvida do simplesmente o ato em si — afirma ele. Nesta edição do programa ‘Vamos falar de sexo’, nossa equipe de reportagem foi às ruas saber a opinião das mulheres sobre o remédio. (OGlobo)

Comente agora
13
Mai
Confira alguns hábitos saudáveis que ajudam o coração a funcionar melhor
Postado por: Samile Macedo / 11:49h

Adotar medidas saudáveis em nosso dia a dia para garantir uma vida longa e livre de doenças cardiovasculares é uma tarefa que quanto mais cedo adquirida, melhor. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo mundo. Abaixo você confere algumas dicas do cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sobral, para prevenir problemas como: acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e infarto. 

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso – O cigarro é um grande vilão para o coração. Fumar aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, além de contrair as artérias causando graves descontinuações nos batimentos cardíacos. Já a ingestão sem moderação de bebidas alcoólicas pode levar o coração a sérias complicações como: arritmias e enfraquecimento das células musculares cardíacas.

Controle o peso – A obesidade é um fator que influência muito no desenvolvimento de problemas cardiovasculares, já que o sobrepeso faz com que o coração trabalhe em excesso, o que pode desencadear um quadro de insuficiência cardíaca, doença que impede o coração de bombear sangue de maneira efetiva para o corpo. 

Comente agora
13
Mai
Ministro avalia que no futuro câncer será "grande problema de saúde pública" na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:36h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, avaliou, em conversas com jornalistas em Salvador, nesta quarta-feira (13),  que o câncer deverá preocupar ainda mais a população brasileira e baiana. "Todos os países que passaram por transição demográfica passaram a ter o câncer como maior motivo de morte. Olhando o Brasil e a Bahia no futuro, teremos que lidar com o câncer como grande problema de saúde pública", disse Chioro, presente em Salvador para inaugurar o complexo oncológico das Obras Sociais Irmã Dulce. Segundo o ministro, o aumento dos casos da doença é causado pelo envelhecimento da população e deve ser pensado prevenidamente. "O principal desafio é o câncer. Nós já conseguimos reduzir drasticamente a mortalidade", disse. Ele cita o exemplo de medidas adotadas pelo governo para diminuir as doenças cardiovasculares, com um conjunto de medidas como manutenção da rede básica e assistência farmacêutica. (Metro1)

Comente agora
13
Mai
Chinês perde memória a cada 5 minutos oito anos após acidente
Postado por: Letícia Oliveira / 06:22h

O jovem chinês Chen Hongzhi tem 25 anos e é obrigado a viver com uma memória que dura apenas cinco minutos. O jovem de 25 anos sofreu um grave ferimento na cabeça há oito anos e, embora seu corpo continue a se recuperar, ele não conseguiu recuperar a memória. Como um caso fictício retratado no filme Como Se Fosse A Primeira Vez, estrelado por Drew Barrymore, Hongzhi tem que escrever tudo, como as pessoas que ele conhece e o clima do dia. A condição de Chen, muitas vezes, faz com que ele não lembre como de escrever corretamente, então tem que usar um método diferente.

Comente agora
12
Mai
Pacientes reclamam de espera; Sesab informa que há 16 médicos na unidade no Hospital Menandro de Farias
Postado por: Anacley Souza / 14:23h

O Hospital Geral Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, apresentou grande movimentação nesta terça-feira (12) e gerou reclamações entre os pacientes. Segundo informações de leitores do Bahia Notícias, a equipe do hospital informou que há apenas um médico prestando atendimento. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) afirmou em nota que os pacientes são atendidos de acordo com os protocolos de Acolhimento com Classificação de Risco. “Este é um instrumento internacional de ordenação e orientação da assistência, sendo um sistema de regulação da demanda dos serviços de urgência e emergência. Como se trata de uma unidade de saúde porta aberta, ou seja, não recusa atendimento, os pacientes classificados como Verde ou Azul são considerados não urgentes e são atendidos em tempo superior aos classificados como Laranja e Vermelho, cujo atendimento é imediato”, diz a secretaria. Ainda de acordo com a Sesab, a escala da unidade está completa e 16 médicos atendem, nas seguintes especialidades: clínica médica, emergência pediátrica, cirurgião geral, ortopedia, cirurgiã obstetra e anestesista. (Bahia Notícias)

Comente agora
12
Mai
Chikungunya já afetou quase 2 mil em 12 estados e DF apenas neste ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:31h

O Brasil registrou entre janeiro e abril de 2015 quase 2 mil casos confirmados de infecção pelo vírus chikungunya, que circula no país desde setembro de 2014 e é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue, doença que já registrou 745,9 mil ocorrências apenas neste ano. A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém causa mais dor e tem menor índice de mortalidade. Levantamento feito pelo G1 em todas as Secretarias Estaduais de Saúde aponta que de 1º de janeiro a 30 de abril foram confirmados 1.978 casos de chikungunya em 12 estados mais o Distrito Federal. Destes, 1.949 ocorreram na Bahia e no Amapá, o que corresponde a 98,5%. O total nacional deste ano pode ser ainda maior pois há muitos exames clínicos que não foram concluídos. No período citado, foram notificadas 9.691 suspeitas da doença. Do total já confirmado, 1.935 são autóctones, ou seja, a transmissão aconteceu dentro do estado ou município. Outros 40 casos são considerados importados (doença foi adquirida fora do estado ou município).

Comente agora
12
Mai
Com paralisação de 24h, Hospital de Base de Itabuna só atende casos de urgência
Postado por: Samile Macedo / 11:22h

Os atendimentos no Hospital de Base de Itabuna, no sul do estado, vão se restringir a casos de urgência e emergência. A restrição se deve à paralisação de funcionários da unidade administrada pelo município. De acordo com o site Itabuna urgente, somente 30% da equipe está na ativa, para atender às exigências legais. Uma assembleia dos servidores ocorrida na última sexta-feira (8) deliberou pela paralisação por 24 horas nesta terça-feira (12). O objetivo do ato é pressionar a prefeitura a retomar as negociações e apresentar uma contraproposta de reajuste salarial. Até o momento, o prefeito Claudevane Leite (PRB), ofereceu 8%, sendo 4% em abril e 3% em novembro. A proposta não agradou a categoria.

Comente agora
12
Mai
Quase 25% dos brasileiros adultos têm pressão alta, segundo pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:42h

A Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou, nesta terça-feira (12), uma pesquisa que indica que 24,8% da população brasileira adulta têm pressão alta. De acordo com os números, as mulheres respondem por 26,8% dos casos, enquanto os homens são 22,5% dos registros. A pesquisa mostra que a quantidade de hipertensos aumenta com o avanço da idade e com a diminuição da escolaridade, além de mostrar que a população brasileira tem baixa percepção sobre o consumo de sal em excesso. Enquanto 47,9% dos entrevistados consideram seu consumo de sal adequado, apenas 2,3% admitem ter consumo muito alto e 13,2% consumo alto. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Deborah Malta, doenças crônicas como a hipertensão respondem por 72% das causas de morte na população brasileira.

Comente agora
12
Mai
Acordo retira mais de 7 mil toneladas de sódio de alimentos em três anos
Postado por: Samile Macedo / 09:20h

De 2011 a 2014, 7.652 toneladas de sódio foram retiradas de produtos alimentícios no Brasil por meio de compromisso firmado pelo Ministério da Saúde e Associação das Indústrias da Alimentação (Abia). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pela pasta. A meta do governo é que, até 2020, o setor promova a retirada voluntária de 28.562 toneladas de sal do mercado brasileiro. Na segunda etapa do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados, foram analisados bolos, snacks (batata palha e salgadinhos de milho), maioneses e biscoitos. Os produtos somam 69 indústrias e sofreram uma redução de 5.793 toneladas de sódio em suas fórmulas desde 2013. Na primeira etapa, em 2011, que envolveu macarrão instantâneo, pão de forma e bisnaguinha, 1.859 toneladas de sódio saíram do mercado. A maior redução, segundo o ministério, foi observada na categoria dos rocamboles, com queda de 21,11% no teor de sódio, seguida pela mistura para bolo aerado (16,6%) e pela maionese (16,23%). As demais categorias, de acordo com os dados, também registraram queda: bolos prontos sem recheio (15,8%), bolos prontos com recheio (15%), batata frita e batata palha (13,71%), biscoito doce (11,41%), salgadinho de milho (9,4%), biscoito recheado (6,48%), mistura para bolo cremoso (5,9%) e biscoito salgado (5,8%). 

Comente agora
12
Mai
Dieta baseada em fast food elimina bactérias que protegem contra obesidade
Postado por: Isabelle Barreto / 08:52h

Uma pesquisa desenvolvida na universidade King's College London, no Reino Unido, descobriu que uma dieta baseada em fast food elimina importantes bactérias da flora intestinal. Publicado no livro The Diet Myth, o estudo do professor de genética Tim Spector verificou uma redução significativa de bactérias que protegem as pessoas contra obesidade, diabetes, câncer, doenças do coração e outros problemas depois que o pesquisador submeteu seu filho, de 23 anos, a dez dias de uma alimentação baseada em hambúrgueres, batatas fritas, nuggets e Coca-Cola em lanchonetes McDonald’s. "Antes de eu iniciar a minha dieta de fast-food, havia cerca de 3.500 espécies de bactérias intestinais no meu estômago, dominadas por um tipo chamado firmicutes. Uma vez iniciada a dieta, perdi rapidamente cerca de 1.300 espécies de bactérias, e meu estômago passou a ser dominado por um grupo chamado bacteroidetes", afirmou Tom, que foi voluntário no estudo e também é estudante de genética, ao jornal O Globo. Um porta-voz do McDonalds afirmou, em contato com o jornal Telegraph, que a companhia possui "uma grande variedade de alimentos disponível" que pode ser utilizada "em uma dieta balanceada". (Bahia Notícias)

Comente agora
12
Mai
Alimentação saudável pode reduzir em 24% o risco de declínio cognitivo
Postado por: Samile Macedo / 08:22h

Um novo estudo descobriu que, quanto mais saudável é a alimentação ao longo dos anos, mais saudável o cérebro vai envelhecer. Na nova pesquisa da Universidade McMaster, no Canadá, pessoas de todo o mundo que mantiveram uma dieta balanceada têm um risco reduzido de declínio cognitivo à medida que envelhecem. Mas qual é então a alimentação mágica? Assim como em outras áreas da saúde, não é uma coisa: é uma combinação de coisas. A equipe analisou a saúde e os hábitos de quase 28 mil pessoas, de 55 anos, em 40 países. O time classificado como saudável ingeria alimentos como vegetais, frutas, peixes, nozes, produtos de soja, com consumo moderado de álcool. Os alimentos não saudáveis ​​carne vermelha, alimentos fritos e doces. Ao final do estudo de quase cinco anos, 4.700 pessoas haviam começado a experimentar o declínio cognitivo. Das 5.700 pessoas com dietas mais saudáveis, 14% tinha desenvolvido o problema, e das 5.460 pessoas com dietas menos saudáveis, cerca de 20% experimentou o problema.Pode parecer uma diferença pequena, mas trata-se de uma redução de 24% no risco para aqueles que têm uma dieta equilibrada. O importante é entender que não é um alimento que protege o cérebro, mas sim toda a sintonia de alimentos trabalhando juntos. O autor do estudo Andrew Smyth afirma: “o consumo de escolhas saudáveis pode ser benéfico, mas o efeito pode ser perdido/reduzido com o consumo de escolhas não saudáveis. Por exemplo, o efeito benéfico da fruta pode ser perdido se preparada com grandes quantidades de gorduras ou de açúcares”. (MSN)

Comente agora
12
Mai
Camargo Corrêa terá de indenizar em R$ 100 mil por demitir pedreiro com HIV
Postado por: Letícia Oliveira / 04:07h

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a empreiteira Camargo Corrêa a indenizar em R$ 100 mil, por danos morais, um pedreiro portador do vírus HIV, demitido sem justa causa. Sua dispensa foi considerada discriminatória, pela Justiça, e ele deverá ser reintegrado. Para o TST, a empresa ainda tentou fraudar o pedido de demissão do funcionário. Na ação, o pedreiro contou que trabalhou por menos de um ano na empresa em Rondônia. Ele disse que foi vítima de discriminação por ser portador do HIV e por ter outras doenças, entre elas câncer de estômago. O funcionário alegou que chegou a passar mal no trabalho e foi atendido algumas vezes pelo médico da empresa, que sabia do seu estado de saúde. Após uma hemorragia digestiva, ele ficou afastado pelo INSS por 15 dias e, ao retornar, foi demitido pela construtora. A Camargo Corrêa alegou que desconhecia o estado de saúde do pedreiro e que foi surpreendida quando procurada por ele, que teria entregado uma carta assinada solicitando o desligamento. O empregado afirmou que nunca teve vontade de rescindir o contrato de trabalho e não reconheceu a carta apresentada em juízo, mas admitiu que a assinatura era idêntica à dele.

Comente agora
11
Mai
Intersexuais devem poder escolher seu sexo, diz Conselho da Europa
Postado por: Anacley Souza / 17:57h

As crianças "intersexuais", muitas vezes chamadas hermafroditas, não devem passar por operações irreversíveis ou desnecessárias sem o seu consentimento - estimou em um informe o Conselho da Europa, que exige também acabar com a classificação binária masculino/ feminino nas administrações estatais. No relatório, o comissário para os Direitos Humanos, Nils Muiznieks, denunciou a "situação inaceitável" que existe na Europa, onde muitas vezes "crianças intersexuais passam por cirurgias e tratamentos médicos que não são necessários", vítimas do "clima de mal-entendido" que cerca sua situação. Segundo estimativas da pesquisadora norte-americana Anne Fausto-Sterling, cerca de 1,7% das crianças nascidas com características "intersexuais", dotadas ao mesmo tempo, por exemplo, de ovários e testículos, ou com equilíbrios hormonais que não permitem determinar claramente se são do sexo masculino ou feminino. Para o comissário para os direitos humanos, os pais, muitas vezes mal informados por médicos e pressionados pelo governo para escolher um dos dois sexos para a criança, aceitam fazer as operações irreversíveis. "É imperativo eliminar intervenções médicas desnecessárias realizadas em pessoas intersexo sem consentimento, e respeitar o direito das pessoas a não serem submetidas a tratamentos que visam atribuí-los um sexo", afirma Muiznieks. Para o comissário, também é necessário "rever as classificações médicas que equiparam variações das características sexuais a doenças, e garantir o direito das pessoas intersexo a auto-determinar seu reconhecimento legal em documentos oficiais". Atualmente na Europa, Finlândia e Portugal são os únicos países que não impõem um limite de tempo para registrar o sexo de uma criança quando ele não pode ser determinado no momento do nascimento.

Comente agora
11
Mai
Médico nega atendimento em UPA e secretário assume plantão
Postado por: Anacley Souza / 14:58h

Um médico negou atendimento a mais de 50 pacientes em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Piracicaba (SP), neste domingo (10), segundo o registro da Polícia Civil. O caso aconteceu na unidade do Piracicamirim e foi registrado na delegacia como omissão de socorro. Em nota, a Prefeitura disse que o profissional pertence a uma empresa terceirizada e que já pediu o afastamento dele do quadro de funcionários. O plantonista de 46 anos jogou várias fichas médicas no chão, discutiu com uma enfermeira e afirmou que não iria mais trabalhar, de acordo com a polícia. Por causa do problema, o secretário de Saúde da cidade, Pedro Mello, que também é médico, foi ao local e assumiu o plantão. Um guarda municipal que trabalhava na UPA começou a receber as reclamações sobre a demora no atendimento. Conforme a ocorrência, o médico usava um tom de voz muito baixo para chamar os pacientes, que não o ouviam. Assim, ele pulava a vez de quem estava na fila. Quando a pessoa reclamava para que fosse atendida, o profissional recusava o atendimento, segundo a polícia.

Comente agora
11
Mai
Rinite e Sinusite: descubra a diferença
Postado por: Anacley Souza / 14:16h

Ar seco, poluído, frio, calor... Basta mudar a temperatura para sentirmos os efeitos na pele. Ou melhor, no nariz. Com essas alterações climáticas bruscas, a rinite e a sinusite podem chegar com tudo. Entenda mais sobre essas doenças e durma e acorde respirando em paz.

Rinite: Reação alérgica respiratória que costuma aparecer com a exposição a algo "estranho" para o organismo, como poeira, ácaros, poluição e pelos de animais. Ela pode se desenvolver ao longo da vida ou ser genética. Os sintomas são Coceira no nariz, que entope e expele bastante secreção, e espirros. As crises tendem a voltar após dias, semanas ou meses. Pode dar dor de cabeça e coceira nos olhos. Pode ser tratado  com vacinas semanais ou tratamento diário de medicação antialérgica. uma dica para amenizar os descofortos é sempre manter a casa ventilada e limpa. Posicione sua cama onde bate sol. Dê fim a bichos de pelúcia, que acumulam poeira. Prefira persianas a cortinas comuns e limpe-as semanalmente.

Sinusite: Inflamação e acúmulo de secreção no nariz e nos seios faciais ("buracos" que temos nas maçãs do rosto e na testa), causada por bactérias. os sintomas da doença pode ser confundida com um resfriado ou com a rinite como dor de cabeça, nariz entupido, perda de olfato, pescoço pesado, sensação de pressão na face e coriza amarelada. Às vezes, tosse e febre. a sinusite pode ser tratada com descongestionantes, anti-inflamatórios e, algumas vezes, antibióticos. Alguns casos podem ser cirúrgicos. Para diagnosticar a sinusite, é preciso ir ao médico otorrinolaringologista. Não se automedique. Para não ficar com pigarro por causa da secreção, beba bastante água ao longo do dia. (Revista Nossa Saúde)

Comente agora
11
Mai
70% a 75% dos pacientes internados no Hospital Regional de S. A. de Jesus são vítimas de acidentes com moto, diz médico
Postado por: Samile Macedo / 13:26h

Praticamente todos os dias, os cidadãos de Santo Antônio de Jesus e regiões próximas são bombardeados com relatos de acidentes com motocicletas, cujas vítimas geralmente são encaminhadas para o Hospital Regional do município, porém tal crescimento no índice de incidentes ocasiona alguns prejuízos para a unidade hospitalar no quesito atendimentos. O Dr. Carlos Alberto, Coordenador Regional de Ortopedia relatou que os índices de acidentes automobilísticos, com moto e de bicicleta no Brasil são infinitamente maiores do que as ocorrências registradas na China, sendo que o número de motocicletas no exterior é maior do que no Brasil e o custo operacional para tratar as fraturas ocasionadas pelos incidentes no país é enorme e para corrigir o problema a nível municipal, a diretoria administrativa do Hospital Regional desenvolveu um trabalho de notificação, esclarecimento e educação para conscientizar, advertir os indivíduos que utilizam as motocicletas por meio de seminários e diálogos com a participação do MP (Ministério Público), Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. “Diante das estatísticas levantadas, em torno de 70% a 75%, dos pacientes internados são vítimas dos acidentes de motocicletas e os incidentes ocorrem com mais frequência nos domingos à tarde e vésperas de feriados, portanto se as blitzes fossem intensificadas nessas eventualidades os dados seriam reduzidos consideravelmente”, declarou. O médico salientou que a pior consequência dos acidentes são as sequelas que podem provocar até mesmo a inatividade de um cidadão. Dr. Carlos declarou ainda que os imprevistos acabam ocupando o espaço para o tratamento de outras pessoas como portadores de doenças no joelho ou artrose no quadril, tornando os profissionais médicos ‘impedidos’, pois precisam dar prioridade às emergências. “A sociedade tem de ser mobilizada de modo a levar segurança para os indivíduos que usam as motos como meio de transporte, para prevenir os acidentes”, finalizou.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com