As comentadas


Boa noite , Quarta-feira, 27/05/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

04
Mar
OMS quer impostos sobre refrigerantes para reduzir consumo de açúcar
Postado por: Anacley Souza / 18:13h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta quarta-feira, por meio de uma nova diretriz, que o açúcar não represente mais de 10% do consumo diário de energia de uma pessoa, sob o risco de causar problemas de saúde. Reduzir essa porcentagem para 5% proporciona efeitos positivos adicionais. Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá), ou 100 das 2 000 calorias diárias recomendadas para um adulto diariamente. Para a entidade, governos precisam restringir a publicidade infantil e elevar impostos sobre produtos ricos em açúcar, como refrigerantes e alimentos processados. Outra medida sugerida é reforçar leis sobre a etiquetagem de produtos para incluir detalhes sobre o volume de açúcar. A OMS pede que governos e indústrias de alimentos negociem uma redução na quantidade de açúcar nos alimentos processados. A proposta aos governos é fruto de um trabalho de doze meses que incluiu especialistas de todo o mundo, incluindo a Universidade de São Paulo (USP). "Temos evidências sólidas de que manter o consumo de açúcar abaixo de 10% do consumo de energia reduz os riscos de sobrepeso, obesidade e problemas dentários", disse Francesco Branca, diretor da OMS para Nutrição.

Comente agora
04
Mar
Enfermeira é demitida após dançar “Pararatibum” durante expediente
Postado por: Anacley Souza / 18:06h

Uma enfermeira foi demitida após aparecer em um vídeo publicado na internet dançando o hit “Pararatibum”, da MC Tati Zaqui, dentro Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande, na Paraíba. Nas imagens, divulgadas nesta terça-feira (03), a mulher aparece com o uniforme da unidade rebolando até o chão várias vezes mostrando desenvoltura, enquanto alguns colegas se divertem com a situação. Além da enfermeira, mais três profissionais que presenciaram a cena foram demitidos. A direção do Hospital repudiou a atitude dos funcionários envolvidos, e informou que a enfermeira estava cobrindo uma colega que estava no horário de descanso. O caso está sendo investigado pela Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.

Comente agora
04
Mar
Anvisa determina interdição cautelar em lotes de cosméticos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:49h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (4) no Diário Oficial da União determina a interdição cautelar do Lote 8230 (Fab. 08/2014) do produto Brilho de Resina Com Fórmula Leave-In, 40 ml e do Lote 1401 (Fab. 04/2014) do cosmético Oil Siliconado, 30 ml, fabricados por B&F Indústria e Comércio de Cosméticos. De acordo com o texto, no caso do produto Brilho de Resina Com Fórmula Leave-In, laudo emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde apresentou resultado insatisfatório no ensaio de pH e de rotulagem por não conter data de validade e apresentar composição diferente da informada na notificação na Anvisa. No caso do cosmético Oil Siliconado, laudo emitido pelo mesmo órgão apresentou resultado insatisfatório no ensaio de rotulagem por não conter data de validade e por apresentar composição diferente da informada na notificação na Anvisa. A resolução entra em vigor hoje e vai vigorar pelo prazo de 90 dias. A B&F Indústria e Comércio de Cosméticos informou que já tomou as devidas providências e que retirou todo o estoque dos produtos existentes no mercado. A empresa investiga a possibilidade de falsificação dos produtos em questão.

Comente agora
04
Mar
Profissionais brasileiros ocupam 94% de vagas do Mais Médicos na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:44h

Com ofertas para 104 municípios baianos, as duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos tiveram 94% de suas vagas preenchidas por profissionais brasileiros. As atividades serão iniciadas a partir desta semana. Na terceira chamada, que acontecerá nos dias 17 e 18 de março, 4.362 médicos que estão inscritos poderão selecionar 24 vagas em 16 cidades da Bahia. Em caso de vagas remanescentes, será aberta mais uma chamada para brasileiros formados no exterior e, em seguida, para médicos estrangeiros. No total de vagas do país, 92% já foram ocupadas nas primeiras chamadas. O Nordeste atraiu o maior número de profissionais da área, com 1.711 vagas já ocupadas. (BN)

Comente agora
04
Mar
Uso prolongado de paracetamol pode expor pacientes a risco, segundo pesquisa
Postado por: Letícia Oliveira / 11:25h

Um dos analgésicos mais populares, o paracetamol pode expor pacientes a diferentes riscos. Além de aumentar chances de morte, o uso prolongado do medicamento pode causar problemas renais, intestinais e cardíacos, segundo pesquisadores. Foram analisados dados de oito estudos sobre o paracetamol no Instituto de Medicina Reumática e Músculo-esquelética. Enquanto uma das pesquisas mostrava uma maior taxa de letalidade, de até 63%, entre os usuários do remédio, outras quatro apresentavam aumento no risco de problemas cardiovasculares, entre 19% e 68%. Já o risco de hemorragia gastro-intestinal e outros efeitos ligados ao intestino apresentavam a taxa máxima de 49%. "Nós acreditamos que o risco real da prescrição do paracetamol seja maior do que percebido atualmente pela comunidade clínica.

Comente agora
04
Mar
Veja 10 alimentos que aterrorizam dentistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:54h

Comer é um dos maiores prazeres da vida. Mas quando se fala de saúde bucal, vários alimentos e bebidas podem ser considerados verdadeiros inimigos dos dentes. E para que você saiba o que está comendo e, assim, possa reforçar a higienização bucal depois de ingeri-los, especialistas listaram 10 itens que podem acabar com a beleza do seu sorriso.

1.Frutas secas
Existe uma controvérsia sobre esse alimento, pois ela possui características que fazem bem e mal para a boca. Se por um lado sua textura fibrosa auxilia no aumento da produção de saliva (o detergente natural da boca), por outro, sua superfície pegajosa e rica em açúcar pode prejudicar os dentes. “Além de grudar nos dentes com facilidade, o excesso de açúcar incentiva o aparecimento da cárie”, diz o dentista Henrique Bueno. 

higienização correta, deixando a boca mais propensa a problemas dentais”, diz o cirurgião-dentista especializado em estética, Alexandre Bussab.

3.Vinho tinto

As bebidas alcoólicas de uma forma geral são grandes inimigas da saúde bucal, pois, além de diminuírem a produção de saliva por conta de seu alto grau de acidez, agridem o esmalte dental e as gengivas. “O vinho tinto ainda possui um alto grau de pigmentação que pode manchar os dentes”, diz Alexandre. Uma dica boa para diminuir esse efeito é ingerir água junto com o vinho para reduzir o teor ácido da bebida.


Comente agora
04
Mar
Lanche saudável faz melhorar o rendimento escolar do seu filho
Postado por: Letícia Oliveira / 08:32h
A infância é um período de grande desenvolvimento físico, intelectual e psicológico, por isso, uma alimentação adequada é a melhor opção para garantir um crescimento saudável e dar um pique extra para realizar as brincadeiras e atividades escolares. Segundo a nutricionista do Hospital Santa Izabel, Rosane Moura, para melhorar o rendimento intelectual do estudante é preciso investir nas frutas, inclusive as secas, verduras e leguminosas, por serem fontes de vitaminas e minerais como zinco, selênio, ômega-3 e antioxidantes. As proteínas de alto valor biológico como ovo, frango, peixe de águas profundas e carnes vermelhas magras também são ótimas opções para melhorar o desempenho escolar. “Evite alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas, trans e sódio, como batata frita, salgadinhos, sucos de caixa e refrigerantes”, alerta a nutricionista. “Outra boa dica para manter a alimentação saudável na lancheira dos filhos é fazer com que eles participem da montagem e seleção de seu cardápio diariamente”, ensina.
Comente agora
04
Mar
Paquistão prende 471 pais que se recusaram a vacinar seus filhos contra poliomielite
Postado por: Letícia Oliveira / 08:05h
Um total de 471 pais foram presos em Peshawar, no noroeste do Paquistão, por se recusarem a vacinar seus filhos contra poliomielite. Eles foram acusados de "terem colocado em perigo a segurança pública", segundo o jornal O Globo. "Nós decidimos lidar com os casos de recusa com mãos de ferro. Qualquer um que se recusa será enviado para a prisão", afirmou o delegado-adjunto da polícia local, Riaz Khan Mehsud. De acordo com o governo, só serão liberados após se comprometerem por escrito a vacinar os filhos. Os talibãs, que veem as campanhas como formas de espionagem e conspiração para esterelizar muçulmanos, proibiram a vacinação.
Comente agora
03
Mar
Banheiro é utilizado para guardar corpos no Hospital Roberto Santos
Postado por: Anacley Souza / 21:10h

Pacientes nos corredores, por conta da superlotação, equipamentos utilizados para exames quebrados, e o pior, um banheiro sendo usado como necrotério. Esse é o raio-x do Hospital Geral Roberto Santos, a maior unidade pública das regiões Norte e Nordeste, que conta com apenas 60 leitos no setor de emergência e não consegue atender a demanda de pacientes que procuram a unidade. Após denúncias, dois promotores públicos estiveram na unidade na tarde desta terça-feira (3), para avaliar a situação. Após a visita, eles decidiram pela abertura de dois procedimentos. Um deles de saúde, por conta do estado precário em que se encontra a unidade, e outro por improbidade administrativa. Em contato com a produção da TV Aratu, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou que o banheiro citado nas denúncias não é utilizado como necrotério, mas sim para lavar corpos, por conta da lotação do setor. (Aratu)

Comente agora
03
Mar
Paracetamol em excesso expõe pacientes a riscos, alertam cientistas
Postado por: Anacley Souza / 19:33h

Pesquisadores de Leeds, na Inglaterra, alertaram nesta terça-feira (3) para a possibilidade de médicos subestimarem os riscos a que estão expostos seus pacientes com o uso prolongado do paracetamol, o mais popular entre os analgésicos. Doentes crônicos que recorrem ao medicamento - usualmente, pessoas que costumam ingeri-la diariamente e em grande quantidade por vários anos - tendem a aumentar o risco de morrer ou então desenvolver problemas renais, intestinais e cardíacos, afirmaram os estudiosos. Liderada por Philip Conaghan, no Instituto de Medicina Reumática e Músculo-esquelética, a equipe analisou dados a partir de oito estudos já publicados sobre o uso frequente de paracetamol. Os dados disponíveis referem-se apenas a pessoas que tiveram o remédio receitado por um médico e não incluíram quem compra na farmácia por conta própria. Um desses oito estudos tinha constatado uma taxa maior de letalidade, de até 63%, comparando usuários do paracetamol com quem não tinha sido receitado no período em que o estudo foi realizado. Outras quatro pesquisas concluíram elevado risco de problemas cardiovasculares, variando de 19% a 68%. O risco de hemorragia gastro-intestinal e outros efeitos colaterais no intestino chegou ao máximo de 49%. Por fim, em três dos trabalhos acadêmicos referenciados houve acordo quanto à ingestão de paracetamol causar problemas no sistema renal. Em todos os casos, os riscos se relacionavam com a quantidade de remédio ingerido - em outras palavras, quanto maior a dose, maior o risco, como publicado no jornal britânico Annals of the Rheumatic Diseases (Anais de Doenças Reumáticas). "Mesmo o risco sendo baixo na maior parte das vezes, os médicos deveriam ser cautelosos ao receitar a droga", alertaram os pesquisadores.

Comente agora
03
Mar
Urach mentiu em depoimento e revela nome do médico que fez aplicações
Postado por: Anacley Souza / 18:55h

O atual estado de saúde de Andressa Urach, que está internada no Hospital Alvorada, em São Paulo, se recuperando de uma nova cirurgia nas pernas, a fez revelar o nome do médico que aplicou nela a substância acrílica e o Pmma há quatro anos. Segundo ela, trata-se do cirurgião plástico Almir Nácul, inventor da bioplastia, uma plástica sem cortes realizada por meio de implante de biomateriais. Andressa inclusive, em abril de 2013 fez o procedimento no rosto com Almir e a nota foi divulgada no Ego. Procurado, Almir Nácul, dono de uma clínica de cirurgia plástica em Porto Alegre, não foi encontrado e não retornou às ligações feitas entre 13h30 e 17h45. Ego foi até a clínica de Nácul. O repórter encontrou a porta da entrada trancada e através do interfone uma recepcionista o atendeu. A funcionária disse que o médico estava fora da clínica, em uma reunião, e que não iria retornar ao local e que, provavelmente, iria viajar. Em depoimento à polícia de Porto Alegre, quando ficou internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, Andressa mentiu em seu depoimento. À 14ª DP da capital gaúcha, a apresentadora havia dito que a aplicação de hidrogel nas pernas tinha sido feita por um médico de uma clínica na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, e que não lembrava do nome do profissional. Questionada por que mentiu para a polícia e não contou a verdade, de que tinha sido Nácul quem aplicou as substâncias, Andressa disse: “Me senti coagida porque ele é um senhor e não queria que fosse preso. Mas hoje quem está sofrendo em cima de uma cama tendo um filho para criar sou eu! Poderia ter morrido! Me senti coagida de revelar seu nome, mas hoje estou indignada porque estou gastando com a minha saúde e este médico não está fazendo nada para me ajudar, nem apoio moral ele me dá!”, disse Andressa.

Comente agora
03
Mar
Medidas de incentivo ao parto normal reduzem cesáreas em 10% em Portugal
Postado por: Anacley Souza / 18:04h

O número de cesáreas diminuiu 10% entre 2009 e 2014 em Portugal, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira no periódico Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica. Para os pesquisadores, a queda se deve a um conjunto de ações implantadas pelas autoridades portuguesas em favor do parto normal, como treinamento de profissionais de saúde e a inclusão do percentual de cesarianas no critério de repasse de verbas aos hospitais. Pesquisadores da Universidade do Porto analisaram a base de dados de nascimentos no país entre os anos 2000 e 2014. Foram verificadas as taxas de cesáreas, partos naturais e de mortalidade infantil e materna. Entre 2000 e 2009, o índice de cesáreas chegou a 36%. Depois de 2010, quando o país iniciou uma ação para reduzir a incidência desse tipo de parto, a porcentagem caiu para 33%. Junto com o declínio de cesarianas caíram também a mortalidade perinatal e as complicações pós-parto. De acordo com Diogo Ayres-de-Campos, professor da Universidade do Porto e líder do estudo, para reduzir ainda mais o número de cesáreas são necessários esforços como a disseminação do conceito de "cesarianas desnecessárias" - que ameaçam a saúde da mãe e do bebê -, punições financeiras para hospitais públicos que abusem do procedimento e mudanças nos honorários médicos na medicina privada, fazendo com que pagamento do parto normal seja ligeiramente maior do que o da cesariana desnecessária.

Comente agora
03
Mar
Aprovada terapia com células-tronco para doença ocular rara
Postado por: Samile Macêdo / 16:46h

A Europa aprovou o primeiro medicamento do mundo ocidental com células-tronco para tratar uma doença rara causada por queimaduras nos olhos, criando um marco no uso desta tecnologia. O Holoclar, da empresa particular italiana Chiesi, recebeu nesta sexta-feira o sinal verde da Comissão Europeia para ser comercializado para o tratamento da chamada deficiência de célula-tronco do limbo devido a queimaduras físicas ou químicas. Sem tratamento, a moléstia pode cegar. A terapia com células-tronco é realizada com o produto de tecidos vivos que lembra uma lente de contato e é feita com a biópsia retirada de uma pequena área intacta da córnea de um paciente e cultivado em laboratório. A autorização comercial condicional era esperada na esteira de uma recomendação positiva da Agência Europeia de Medicamentos em dezembro.

Comente agora
03
Mar
Sociedade Bahiana de Nefrologia comemora Dia Mundial do Rim ressaltando a necessidade da prevenção
Postado por: Samile Macêdo / 15:03h

A doença renal é uma preocupação mundial, a incidência vem aumentado cada vez mais. Dia 12 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim, e Bahia a Sociedade Bahiana de Nefrologia é responsável por difundir a campanha. Segundo a nefrologista e diretora médica do Instituto de Nefrologia e Diálise, Dra. Cácia, a campanha enfatiza a necessidade de sustentar a saúde renal. "A doença renal é uma doença silenciosa, que normalmente não apresenta sintomas até que chegue a uma fase mais séria. A importância da campanha é alertar para a necessidade do diagnóstico precoce. Dois grupos são mais propícios a ter a doença renal, os hipertensos e os idosos, precisamos alertar principalmente a essas pessoas da importância da saúde renal", afirmou Cássia. Segundo ela, ações de conscientização serão realizadas na cidade. "Estamos planejando uma pedalada no sentido de mostrar às pessoas a importância da atividade física para a saúde dos rins. Estamos organizando em conjunto com a prefeitura para que este mês o Elevador Lacerda seja iluminado com as cores azul e vermelho, que são as cores que representam a campanha", afirmou a médica. (Metro1)

Comente agora
03
Mar
Hospital Roberto Santos afirma que banheiro é destinado à lavagem de cadáveres, não a pacientes
Postado por: Samile Macêdo / 13:56h

Em resposta à denúncia de cadáveres acomodados em banheiros de pacientes, a assessoria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) afirmou que aquele não é um espaço destinado a pacientes. "Aquele banheiro serve exatamente para a lavagem dos corpos que estão com resíduos de sangue ou demais resíduos, antes de serem levados ao necrotério. Infelizmente pacientes e acompanhantes tiveram acesso a este banheiro de modo indevido, que é utilizado exclusivamente para a finalidade citada", explicou em nota de esclarecimento. Ainda de acordo com a nota, toda a estrutura existente na unidade de saúde não é suficiente para a atual superlotação registrada na Emergência Adulto. Alguns dos fatores que influenciam na quantidade de pessoas são a "falta de uma assistência básica eficiente, e o fato de o HGRS funcionar em regime 'porta aberta', embora o perfil deste Hospital seja o de emergência para casos de alta complexidade". Uma atenção especial tem sido dada pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ao HGRS, que será um dos primeiros hospitais baianos a receber equipamentos da Parceria Público-Privada de Imagem para exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância magnética, ecocardiografia e outras, afirma a nota. (BN)

Comente agora
03
Mar
Cirurgia inovadora separa bebês siameses na Arábia Saudita
Postado por: Samile Macêdo / 12:57h

Os irmãos siameses Abdullah and Abdulrahman, do Iêmen, passaram por uma delicada cirurgia esta semana para se separarem. Os médicos do Hospital saudita King Abdulaziz Medical City utilizaram de um método inovador para tentar salvar a vida das duas crianças que dividiam todo o sistema digestivo, além de ossos pélvicos e sistema urinário. As informações são do The Mirror. Ao longo de nove horas, os bebês tiveram os corpos separados e, depois disso, ainda foram levados imediatamente para cirurgias de reconstrução – realizadas por equipes divididas. No total, a operação contou com nove estágios. Os médicos deram entre 60 e 70% de chances de vida para as crianças antes de realizar a cirurgia. Ambas passam bem e estão internadas na UTI infantil. Esta separação é a 35ª cirurgia realizada em gêmeos siameses no Reino da Arábia Saudita desde 1990. A região tem uma equipe top de cirurgiões que trataram de 65 gêmeos de países em todo o mundo. (Terra)

Comente agora
03
Mar
Salvador: Corpo é colocado em banheiro onde pacientes tomam banho no Hospital Roberto Santos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:28h

Com problemas de hérnia de disco e úlcera, seu Jarbas*, 67 anos, está internado em uma das muitas macas amontoadas nos corredores do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e precisa da ajuda de uma familiar para se higienizar no banheiro da unidade, que fica próximo à segunda porta da Emergência Adulto. No domingo, quando a parente levou seu Jarbas para o banho, teve uma surpresa. “Tinha um paciente morto!”, contou Ana*, a parente do idoso. Do lado esquerdo da entrada, sobre uma maca, havia um cadáver, coberto com um lençol descartável. E essa não foi a única vez que seu Jarbas teve que se limpar com o corpo como companhia. “Hoje (ontem) de manhã foi a mesma coisa”, desabafou Ana*. O sanitário é usado por muitos dos pacientes internados improvisadamente nos corredores. O aposentado Pedro Santos Mota, 61, viu a mesma cena ao levar a irmã, uma dona de casa com um tumor na cabeça, para tomar banho. “Isso, claro, põe em risco o próprio paciente, a depender da condição em que a pessoa veio a falecer. Além do desrespeito com o próprio indivíduo que faleceu”, pontuou o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães. Apesar de o sindicato ter feito já uma série de denúncias sobre a situação do hospital, recebeu o relato com surpresa. A assessoria do Hospital Roberto Santos confirmou que havia um cadáver no banheiro, mas alegou que a situação foi pontual, por conta de uma lotação no necrotério. 

No chão: 

Comente agora
03
Mar
Crianças internadas há mais de 15 dias podem ter aulas em hospitais
Postado por: Letícia Oliveira / 09:20h

Internada há quase um mês por conta de uma infecção no pé, Isabelly Gisleny, de 8 anos, ainda não foi para a escola esse ano. Já são mais de três semanas dentro do hospital, entre remédios, cama e tratamento. Para diminuir a saudade que a filha sente das professoras, dos colegas e das brincadeiras, Luciana Aparecida, de 28 anos, decidiu que ela participaria das classes hospitalares, uma modalidade de ensino especial que tem crescido no estado de São Paulo. O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, onde Isabelly está internada, é um dos hospitais que oferece aulas no ambiente hospitalar.  “Eu achei ótimo este incentivo que o hospital deu, ela está adorando”, afirma a mãe. Ter aula em um hospital é um direito do aluno garantido por lei. O artigo 214 da Constituição Federal afirma que as ações do Poder Público devem conduzir à universalização do atendimento escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assegura que o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, podendo organizar-se de diferentes formas para garantir o processo de aprendizagem. Um parecer do Conselho Nacional de Educação torna o atendimento obrigatório tantos nos hospitais quanto nos serviços de atendimento ao paciente em casa (home care).

Comente agora
03
Mar
Anvisa suspende publicidade de produto rejuvenescedor
Postado por: Letícia Oliveira / 08:17h

A Anvisa determina suspensão de todas as publicidades em todo tipo de mídia do produto Colágeno Enriquecido com Vitaminas A, C, E, Selênio e Zinco em cápsulas da marca Imecap Rejuvenescedor da empresa Sunflower Indústria e Laboratório Fitoterápico ME. Foi comprovado que a divulgação do produto era irregular e as propagandas conferiam propriedades não estabelecidas pela legislação sanitária vigente. (Ascom-Anvisa)

Comente agora
03
Mar
'Não aguento mais sofrer', diz Urach. Ela vai contar sua história em livro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:26h

Nesta segunda-feira, 2, do quarto do Hospital Alvorada onde está internada, em São Paulo, Andressa Urach conversou com o Ego. No domingo, 1º, a apresentadora passou por uma cirurgia para retirar uma forte inflamação na nádega esquerda por uso de Pmma e hidrogel. O cirurgião que a operou, Felipe Tosak, contou que drenou a secreção e retirou partes do Pmma e do hidrogel que estavam lá. Por causa do impedimento em eliminar todo o produto do corpo, Andressa teme que sua nádega direita também dê problema um dia. "Eu queria que tirasse todo o bumbum de uma vez para não ter outra infecção, mas eles (os médicos) não deixaram. Dizem que não é bom mexer onde não está inflamado. Mas eu queria arrancar tudo. Não aguento mais sofrer", desabafa. Andressa mandou para o Ego uma foto do dreno que foi colocado em sua perna esquerda para puxar a inflamação. "Meu estado geral é bom. Só a dor local mesmo que incomoda. O hospital está cuidando muito bem de mim. O fato de eu ser saudável ajuda muito", acredita Urach. Em seguida, a agência de fotos AKM divulgou imagens feitas pelo assessor de imprensa da apresentadora nas quais ela posou antes de dar entrada no centro cirúrgico neste domingo, 1º. Nas fotos é possível ver a marcação vermelha onde o cirurgião Felipe Tosak fez a incisão. 

  1. (Foto: Divulgação - Instagram / Reprodução - AKM-GSI / AKM-GSI)

Andressa, famosa pelas muitas intervenções plásticas que fez ao longo da vida, garantiu que não está nem um pouco preocupada se seu bumbum ficará com algum defeito após essa cirurgia. "Vaidade hoje para mim não existe mais. O importante é poder caminhar e estar viva. Sei que minha alma está em paz e se morresse minha alma estaria salva porque Deus já me perdoou de todos os meus pecados, mas sei que Ele tem muitos planos para mim. Não tenho medo da morte, minha alma está em paz. Só quero viver para cuidar da minha família. Isso, no entanto, está nas mãos de Deus." A apresentadora, que prepara um livro contando todo o seu drama e revelando detalhes desconhecidos do público sobre o seu passado, também incluirá o drama que vem vivendo no hospital desde dezembro. "O que estou passando vai ser mais um testemunho para o meu livro. Sei que vou ajudar muitas pessoas a não desistir por pior que seja a situação. Vai ser forte! Vou contar coisas que nunca disse", adianta.

Comente agora
02
Mar
Dicas da IAC sobre sobre Osteoporose
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:47h

A osteoporose é uma doença assintomática, silenciosa e progressiva. Os sintomas são decorrentes de fraturas por traumas ou espontâneas. Caracteriza-se por uma baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo o que leva a uma fragilidade dos ossos e susceptibilidade a fraturas.  Cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens, tem osteoporose na oitava década de vida o que significa dizer que temos cerca de seis milhões de pessoas com osteoporose no Brasil. O osso tem um componente inorgânico e um componente orgânico. O componente inorgânico representa cerca de 65% da massa óssea e é formado por cristais e sais de fosfato de cálcio. O componente orgânico representa cerca de 35% da massa óssea e é composto por 90% de colágeno e dez por cento de proteínas. O remodelamento ósseo tem como objetivo manter a arquitetura óssea e a homeostase cálcio-sistêmica. A osteoporose acontece quando este remodelamento leva a uma alteração na arquitetura óssea deixando os ossos porosos, daí o nome “osteoporose”. São considerados fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose: sexo feminino; idade; branco/oriental; baixo peso; tabagismo; etilismo; dieta com pouca ingestão de cálcio e vitamina d; pouca exposição ao sol; uso de corticoides e anticonvulsivantes; doenças inflamatórias ( artrite reumatoide, doença celíaca, etc….); doenças endócrinas ( tireoidopatias, diabetes, hiperparatireoidismo, hipercortisolismo, hipogonadismo, etc…); insuficiência renal, etc. A densitometria óssea é o exame de referencia para o diagnostico de osteoporose. Deve ser realizada: 1 – todas as mulheres com 65 anos ou mais independente de ter ou não fatores de risco. 2 – mulheres com menos de 45 anos e déficit estrogênico. 3 – mulheres no peri ou pós menopausa e com fatores de risco. 4 – indivíduos com fraturas por trauma mínimo. 5 – homens acima de 70 anos e com fatores de risco. 6 – evidencias radiográficas de osteopenia ou de fraturas de vértebras. Leia mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
02
Mar
Remédio que promete curar alcoolismo é descoberto na Rússia
Postado por: Anacley Souza / 18:41h

Um grupo de cientistas russos da Universidade Politécnica de Tomsk (UPT) concluiu neste mês os testes de laboratório de uma substância que poderia curar o alcoolismo, disse nesta segunda-feira (2) em declarações à Agência Efe o chefe da pesquisa, Viktor Filimonov. "Os resultados dos testes em animais foram positivos. 70% dos ratos submetidos ao teste e que previamente foram transformados em viciados em álcool, mostraram um desejo menor de beber após receber o tratamento", assegurou o cientista. O composto foi descoberto na hora de elaborar outro remédio, que já é comercializado nas farmácias, desenvolvido pelo laboratório da UPT para aliviar as convulsões que sofrem os epilépticos. No transcurso da pesquisa, os cientistas se deram conta de que o princípio ativo poderia também ajudar as pessoas que sofrem adições narcóticas, já que estas, da mesma forma que a epilepsia, afetam o sistema nervoso central. Após consultar outros especialistas médicos da Universidade, entre eles especialistas em psiquiatria, os cientistas começaram sua pesquisa e agora acham que sua descoberta pode ter futuro. "Acho que na Rússia a demanda deste tipo de remédio pode ser bastante alta", como uma alternativa para os tratamentos para curar o alcoolismo, reconheceu Filimonov. Além disso, a grande vantagem que apresenta em comparação com outros remédios similares que já estão no mercado, são os poucos efeitos colaterais que provoca.

Comente agora
02
Mar
Conselho de Medicina denuncia sucateamento de quase mil unidades de saúde
Postado por: Samile Macêdo / 16:33h

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) afirma que 952 unidades básicas de saúde fiscalizadas pelo órgão apresentam condições de sucateamento. Ainda segundo a pesquisa, um total de 331 estabelecimentos apresentaram mais de 50 itens fora dos padrões estabelecidos pelas normas sanitárias, enquanto 100 apresentavam mais de 80 itens fora dos padrões. O órgão também informou que, em 38 unidades visitadas, não havia sequer consultório médico para atendimento de pacientes. De acordo com presidente do CFM, Carlos Vital, os dados apresentados pelo levantamento mostram a precariedade do sistema de saúde ao redor do país. "Essa amostra revela uma tendência. Sabemos, por meio de reclamações e protestos dos médicos, das dificuldades. Estamos apenas colocando em números", avaliou. "Reflete o descaso, o descuido e a ausência de uma política de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde", completou. Atualmente, estão em funcionamento no Brasil 40,6 mil unidades básicas de saúde. (Metro1)

Comente agora
02
Mar
Anvisa determina recolhimento de lote de Mebendazol da empresa Brainfarma
Postado por: Letícia Oliveira / 11:43h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou, na última sexta-feira (27), o recolhimento do lote B13L0640 do medicamento Mebendazol, 100 mg/5ml suspensão oral, produzido pela empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Indicado para tratamento de verminoses, o produto terá o lote recolhido porque, durante teste, foi identificada a formação de grumos e sedimentos de difícil separação depois de agitar os fracos. De acordo com a Anvisa, a própria empresa será responsável por providenciar o recolhimento dos medicamentos em questão.

Comente agora
02
Mar
Beber em excesso causa colapso no corpo e pode até matar, diz médico
Postado por: Letícia Oliveira / 11:38h

O excesso de álcool no corpo pode afetar o funcionamento dos sistemas nervoso central e respiratório, que entram em colapso devido à grande quantidade da substância no sangue. Isso pode levar a pessoa ao coma alcoólico e até provocar a morte. É o que pode ter acontecido com Humberto Moura Fonseca, universitário que morreu após ingestão excessiva de álcool em uma festa universitária em Bauru (SP), neste fim de semana. De acordo com testemunhas, ele teria bebido mais de 30 doses de vodca no evento, durante uma competição. Após passar mal, Fonseca foi socorrido por colegas, mas chegou ao pronto-socorro já sem vida. Um vídeo divulgado na internet mostra a vítima tomando as doses da bebida com outros participantes da festa. O médico Paulo Olzon, clínico da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), explica que o álcool desacelera o sistema nervoso central e, por isso, ocorre uma mudança de comportamento na pessoa logo após a ingestão de bebida. Ela acaba ficando mais alegrinha e descontraída, mas quando há moderação no consumo. Quando a pessoa bebe rapidamente – caso do universitário da Unesp – a bebida é absorvida rapidamente pela parte digestiva, o que aumenta a concentração etílica no sangue. “Não há tempo do organismo metabolizar aquele álcool e transformá-lo em gás carbônico [que sai do corpo pela respiração] e água [que sai pela urina]”, explica. Por causa disso, uma área do cérebro afetada pelo efeito tóxico do álcool pode desligar funções vitais, como a que controla a respiração e o coração. Como consequência, pulmão e os batimentos podem param de funcionar.

Comente agora
01
Mar
Alemanha usa deficientes visuais para detectar câncer de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:30h

Exames para detectar câncer de mama estão sendo feitos por mulheres cegas na Alemanha. A ideia já existe há alguns anos, e uma pesquisa inédita sugere que pessoas cegas podem, de fato, detectar tumores mais cedo do que aquelas que enxergam. Esta ideia simples, mas surpreendente, passou pela cabeça de um médico alemão uma manhã enquanto ele estava tomando banho: mulheres cegas poderiam fazer seu trabalho muito melhor do que ele? "Três minutos é o tempo que eu tenho para fazer exames clínicos das mamas", diz o ginecologista baseado em Duisburg Frank Hoffmann. "Isso não é suficiente para encontrar pequenos nódulos no tecido mamário, o que é crucial para detectar o câncer de mama cedo." Pessoas treinadas para ler em braille tem o tato altamente desenvolvido. Por isso, Hoffmann supôs que as mulheres cegas e com deficiência visual seriam mais qualificadas do que qualquer outra pessoa para realizar exames de mama em seus pacientes. A evidência agora é inequívoca, diz ele. Em um estudo ainda não publicado, realizado com a Universidade de Essas, mulheres cegas conseguiram detectar quase um terço a mais de nódulos que outros ginecologistas.

Comente agora
01
Mar
Cidade de Marília (SP) confirma 12ª morte com suspeita de dengue
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:37h

Um idoso de 81 anos, internado com diagnóstico de dengue, morreu na noite de sábado (28) no Hospital Universitário de Marília, no centro-oeste do Estado de São Paulo. É a 12ª morte com suspeita de dengue ocorrida este ano na cidade que convive com uma epidemia e está em estado de emergência. O paciente estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e o atestado de óbito aponta como causa hemorragia alveolar decorrente de dengue. A causa da morte ainda precisa ser confirmada por laudo do Instituto Adolfo Lutz. Em todo o Estado, os casos de dengue se multiplicam e as mortes são diárias. Já são pelo menos 53 óbitos confirmados ou sob investigação. Na sexta-feira (27), foram confirmadas mortes de pacientes com dengue em Salto de Pirapora, do tipo hemorrágico, e em Sumaré. Em Marília, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou no sábado (28) mais 3559 casos, elevando para 7.498 o número de doentes somente este ano. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
01
Mar
Consumir amendoins na 1ª infância reduz risco de alergia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:23h

Um estudo realizado no Reino Unido indica que o consumo controlado de amendoins dentro dos primeiros 11 meses de vida reduz em 80% o risco de desenvolver alergia a esse fruto em crianças com alto risco de tê-la. A pesquisa, elaborada por cientistas do King's College London e divulgada nesta terça-feira, convida a revisar os atuais guias de saúde, que aconselham evitar o consumo de amendoins para prevenir a as alergias. Este novo enfoque demonstra que a exposição controlada aos amendoins entre os quatro e os 11 meses de vida se traduz em uma redução de mais de 80% do risco de alergia aos cinco anos, em crianças com perfil de alto risco por já apresentar eczema ou alergia à proteína do ovo. Os cientistas, liderados por Gideon Lack, diretor do departamento de alergia pediátrica em King's College London, apontam que esta premissa -conter o desenvolvimento de alergias com a exposição controlada ao produto- poderia ser aplicada a outras além da do amendoim, embora seriam necessários novos estudos. Os especialistas dizem em seu artigo que as alergias aos alimentos aumentaram de forma destacada na última década, tanto no Reino Unido e nos Estados Unidos como em países da África e Ásia. 

Comente agora
01
Mar
Onde vivem os brasileiros que mais sofrem com depressão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:26h

No Brasil, 7,6% dos adultos já foram diagnosticados com depressão, o que equivale a 11 milhões de pessoas. Dentre esses brasileiros, mais da metade (52%) usa medicamentos. Os dados são do IBGE. Os estados que mais concentram adultos deprimidos ficam no Sul do país. O Rio Grande do Sul é o primeiro da lista. Lá, 13,2% das pessoas com 18 anos ou mais já foram diagnosticadas por um profissional de saúde. Em seguida vêm Santa Catarina, com 12,9%, e Paraná, com 11,7%. Na outra ponta do ranking estão os estados do Norte. No Pará, último da lista, apenas 1,6% dos adultos receberam diagnóstico da doença. O Amazonas vem em seguida, com 2,7%. A depressão causa sérios problemas para parte desses brasileiros. Segundo o IBGE, 11,8% dos que sofrem com a doença no país têm limitações graves em suas atividades por conta disso. E, apesar de 52% tomarem medicamentos, apenas 16,4% fazem psicoterapia. Na tabela abaixo é possível ver os dados para todo o país. Estão disponíveis os números sobre pessoas com diagnóstico de depressão e, dentre elas, as que têm limitações por conta disso, as que receberam assistência médica no ano anterior à pesquisa, as que fazem psicoterapia e as que usam medicamentos. Veja nas fotos os números para cada estado brasileiro. As informações são da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, feita pelo IBGE, e se referem a pessoas com 18 anos ou mais.

Comente agora
01
Mar
ONgs inscrevem projetos inovadores de combate à dengue
Postado por: Anacley Souza / 11:02h

As ONGs Americas Health Foundation e Break Dengue estão com inscrições abertas para projetos inovadores e de baixo custo de combate à dengue. Os participantes concorrerão a um prêmio de U$ 10 mil. A iniciativa objetiva encontrar planos que possam ser aplicados no Brasil e em outros países latino-americanos. A premiação reconhecerá projetos de organizações que já atuem no combate à dengue. Eles podem propor, por exemplo, campanhas de sensibilização, métodos de vigilância, campanhas online informativas ou ferramentas inovadoras para ajudar a controlar o impacto da dengue no Brasil, na Colômbia e no México. Cada país terá um vencedor. As inscrições estarão abertas até 20 de março de 2015.O valor do prêmio será destinado à execução da proposta vencedora no prazo de um ano. O projeto deve estar em inglês. As regras podem ser consultadas na página do Break Dengue. No Brasil, o número de casos de dengue no primeiro mês do ano aumentou 57,2%, na comparação com o mesmo período de 2014, saltando de 26.017 para 40.916.

Comente agora
01
Mar
Prevenção da osteoporose precisa começar na infância, diz ortopedista
Postado por: Anacley Souza / 08:37h

Os cuidados para prevenir a osteoporose devem ter início ainda na infância, recomenda o diretor de Relações Institucionais do Comitê de Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia (Sbot), Márcio Passini. "O nosso esqueleto vai sendo trocado sistematicamente porque a gente vai crescendo", diz ele. Segundo Passin, na infância, esse processo é mais rápido. Depois, na idade madura, pelo menos 6% do esqueleto é trocado por ano. Quando a pessoa faz uma atividade física, isso estimula o osso a ser mais forte. O diretor lembra, entretanto, que esse processo não ocorre da noite para o dia e que é preciso um tempo para que o esqueleto se adapte à nova necessidade. População está perdendo massa óssea O exame chamado densitometria, surgido em 1992, passou a medir a densidade mineral óssea, isto é, a quantidade de cálcio. "Foi um divisor de águas, porque passou a permitir que as pessoas que estavam se tratando de osteoporose soubessem se estavam melhorando. Com isso, foi possível verificar quais medicamentos funcionavam bem." Em 1994, vários países fizeram padrões para a densitometria de acordo com a sua população. Um estudo foi feito por médicos italianos com um conjunto de pessoas de 35 anos de idade para mostrar quais eram os padrões. Em 2004, repetiram o estudo, com uma população semelhante à anterior. "E levaram um susto, porque viram que, em dez anos, a nova população tinha 10% menos massa óssea do que a população anterior. Dez por cento [em dez anos] significa 1% ao ano", ressalta Passini. Hábitos da infância criam problemas na velhice Segundo o ortopedista, a população idosa está evoluindo, mas a população osteoporótica cresce mais ainda. "Tem mais idoso com osteoporose do que tinha há dez ou 20 anos". De acordo com ele, essa transformação está relacionada aos hábitos cultivados desde a infância e a juventude, conhecidos como hábitos deletérios. É o caso da criança que parou de tomar leite e passou a consumir mais refrigerante. Passini disse que uma das preocupações, entretanto, está na adolescência, etapa em que a pessoa forma massa muscular que, ao se desenvolver, força o osso a ter uma qualidade melhor.

Comente agora
28
Fev
Em dois anos, será possível transplantar cabeça
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:26h

A medicina demonstra estar cada vez mais avançada. Segundo reportagem publicada na revista NewScientist, o primeiro transplante de cabeça da história pode acontecer em dois anos. A equipe liderada pelo cirurgião italiano Sergio Canavero, do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turim, é a responsável por sugerir a façanha. O transplante funcionaria da seguinte forma: uma pessoa com doença degenerativa ou algum tipo de paralisia teria a cabeça implantada em outra que tivesse morte cerebral. Segundo a BBC, Canavero está ciente da polêmica que isso poderia causar e acredita ter dificuldades em conseguir autorização para a técnica nos Estados Unidos. "Se a sociedade não quiser isso, eu não vou fazer. Mas se as pessoas não quiserem nos Estados Unidos ou na Europa, não significa que não será feito em outro lugar. Estou tentando fazer da forma correta. Antes de você ir à lua, tem que ter certeza que as pessoas o seguirão", disse à NewScience. 

Comente agora
28
Fev
Pesquisadores associam mutações que resultam em leucemia à idade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:07h

De acordo com cientistas, é “quase inevitável” que o sangue desenvolva a leucemia conforme o avanço da idade das pessoas. Um estudo publicado na revista “Cell” mostrou que 70% das pessoas saudáveis apresentam erros genéticos que poderiam levar ao câncer. Para chegar a esse resultado, a equipe do Wellcome Trust Sanger analisou o sangue de 4.219 pessoas. As informações são do jornal O Globo. O mapeamento feito pelos cientistas mostrou que 20% das pessoas na faixa dos 50 anos tem mutações que poderiam levar à doença. E esse índice chega a subir para 70% em pessoas na casa dos 90 anos. Em entrevista à BBC, um dos pesquisadores George Vassiliou disse que havia suspeitas de que pessoas que sofrem essas mutações não necessariamente apresentam a doença. “Muito mais pessoas do que o esperado começam o caminho em direção à leucemia, mas felizmente apenas alguns o fazem até o fim”, afirmou. De acordo com o pesquisador, isso pode servir como um alerta: com o aumento da expectativa de vida, mais pessoas podem apresentar a doença. Os pesquisadores também acreditam que com o avançar dos estudos será possível identifica pessoas com risco de desenvolver leucemia e, no futuro, começar terapias preventivas.

Comente agora
28
Fev
Soja vira "fábrica de proteína" contra o HIV
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:59h

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês) e a Universidade de Londres conseguiu comprovar que sementes de soja geneticamente modificadas constituem, até o momento, a biofábrica mais eficiente e uma opção viável para a produção em larga escala da cianovirina - uma proteína extraída de algas - muito eficaz no combate ao vírus HIV. O resultado inédito é tema de artigo da edição de hoje (13/02) da revista norte-americana Science (número 6223 Vol. 347 página 733, seção Editors choice). A pesquisa, que começou a ser desenvolvida em 2005, se baseia na introdução da cianovirina, uma proteína presente em algas que é capaz de impedir a multiplicação do vírus HIV no corpo humano, em sementes de soja geneticamente modificadas para produção em larga escala. O objetivo final é o desenvolvimento de um gel, capaz de eliminar o vírus, para que as mulheres apliquem na vagina antes do relacionamento sexual. Segundo Elíbio Rech, coordenador dos estudos na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e um dos autores do artigo, foram realizados testes com outras biofábricas, como plantas de tabaco (N. tabacum e N. benthamiana), bactéria (E. coli) e levedura (S. cerevisiae).

Comente agora
28
Fev
Hospital Estadual de Porto Seguro ganhará mais cinco leitos de UTI e 10 unidades semi-intensivas
Postado por: Anacley Souza / 16:56h

Cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez de Unidades Semi-Intensivas (USI) serão construídos no Hospital Estadual de Porto Seguro, no sul da Bahia. O compromisso foi assumido pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, neste sábado (28), durante visita à unidade hospitalar, onde foi acompanhado pelo superintendente de Atenção Integral à Saúde, Mateus Simões, e a prefeita da cidade, Cláudia Oliveira. “Com estes novos leitos no Hospital de Porto Seguro, será possível ampliar a oferta de neurocirurgia, que é uma demanda da região”, afirmou o secretário Fábio Vilas-Boas. Para a prefeita de Porto Seguro, “a iniciativa visa o fortalecimento da saúde de uma região que engloba 380 mil habitantes e estes novos leitos possibilitam ampliar os serviços e os atendimentos”. O titular da pasta da Saúde ressalta ainda que vai se reunir com representantes da prefeitura de Eunápolis, a fim de que sejam ofertados à população, o mais breve possível, os leitos de UTI que estão prontos, bem como os serviços de diagnóstico por imagem.

Comente agora
28
Fev
Deputado Paulo Magalhães destina mais de 2 milhões para Hospital Ana Nery
Postado por: Anacley Souza / 14:47h

Em sintonia com o compromisso do governo Rui Costa (PT) em relação ao setor da saúde do estado da Bahia, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD) apresentou na Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização, a Emenda Individual nº 35680005, que tem por objetivo destinar R$ 2.362.300 para estruturação do Centro Integrado de Medicina Regenerativa do Hospital Ana Nery, em Salvador. De acordo com o parlamentar, a iniciativa trará melhorias não só para os pacientes que dependem do serviço, mas também para os colaboradores que fazem o atendimento. “A ampliação dos serviços de saúde na Bahia é um compromisso firmado pelo governador Rui Costa (PT), e eu como deputado federal, apoio qualquer iniciativa que busque aperfeiçoar e minimizar problemas nesta área. Acredito que o recurso possibilitará o uso de tecnologia inovadora e aprimorada no setor de medicina regenerativa do hospital, bem como possibilitará aos pacientes mais conforto e comodidade no atendimento”, salientou Paulo Magalhães. O atual governador do estado da Bahia, Rui Costa, destaca o setor da saúde como uma das prioridades durante seu mandato. Segundo Rui, a construção de hospitais em várias regiões baianas, evitará o deslocamento e espera da população que necessita de atendimento. Em seu discurso de posse, ele salientou ainda, que pretende atingir no estado uma saúde cada vez mais humanizada através do SUS (Sistema único de Saúde), que, para o governador, é uma conquista do povo brasileiro.

Comente agora
28
Fev
Convênio entre Secretaria Estadual de Saúde e prefeitura viabiliza reforma do Hospital Municipal de Sapeaçu
Postado por: Anacley Souza / 07:59h

Um convênio entre a Secretaria da Saúde do Estado e a Prefeitura da cidade de Sapeaçu, município a 155 km de Salvador viabilizará a reforma do Hospital Municipal do município. O investimento total será de cerca de R$ 300 mil reais. Com os recursos serão reformadas as estruturas físicas do centro cirúrgico, da sala de estabilização e das enfermarias. A unidade hospitalar tem 22 leitos e tem uma média de 1500 atendimentos por mês nas áreas de clínica geral, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia. De acordo com o secretário de Saúde de Sapeaçu, Raul Molina a reforma irá melhorar a estrutura de atendimento no hospital, proporcionando um melhor acolhimento para a população.

Comente agora
28
Fev
Dia das Doenças Raras busca alertar população sobre enfermidades
Postado por: Anacley Souza / 07:49h

Criado em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado neste sábado (28). Lembrada em cerca de 70 países, a data oficial é 29 de fevereiro, escolhido por ser um dia "raro", já que só acontece em anos bissextos. De acordo com a geneticista Helena Pimentel, uma doença é considerada rara quando afetam uma parcela baixa da população. No Brasil, por exemplo, são consideradas raras quando, a cada 2 mil pessoas, apenas uma tem a doença. "Cada doença é rara separadamente, mas há um conjunto muito grande delas. Já foram descritas cerca de 5 mil e descobrem novas a cada dia", explicou a geneticista da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Hospital Roberto Santos. Cerca de 80% dessas enfermidades têm origem genética, por conta de alguma alteração no material genético, e podem ser hereditárias. No entanto, existem outras que são adquiridas. "A pessoa portadora precisa de tratamento e orientação para saber o que fazer e como conviver com a doença. Muitas vezes, passa até mesmo sem diagnóstico por falta de orientação", afirmou Helena. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que de 3% a 5% da população global são atingidas por doenças raras. Para detectá-las, o mais importante é observar deficiências físicas e mentais e realizar uma avaliação médica. "O ideal é que quando um médico pega um paciente com má formação, deficiências mentais ou físicas, encaminhe para um geneticista.

Comente agora
27
Fev
A estatina não faz efeito? O problema pode estar em suas artérias
Postado por: Anacley Souza / 20:18h

Toma estatina e, mesmo assim, o nível de colesterol LDL não cai? Você pode ter mais artérias bloqueadas do que aquelas pessoas que respondem ao medicamento. Essa foi a constatação de uma pesquisa publicada nesta quinta-feira no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology. O colesterol LDL é considerado "ruim" porque, em altas taxas, contribui para a formação de placas de gordura na parede das artérias, condição chamada de aterosclerose. Esse estado dificulta a circulação sanguínea e pode levar à formação de coágulos, causando problemas como derrame e infarto. Para alguns pacientes, seguir uma dieta saudável, praticar atividade física, evitar o cigarro e manter um peso normal são medidas suficientes para controlar os níveis de colesterol. Outras pessoas, no entanto, precisam completar o tratamento com uso de estatina. Os pesquisadores revisaram dados de sete estudos clínicos que compararam a saúde das artérias de indivíduos antes e depois do tratamento com estatina. As pesquisas duraram de 18 a 24 meses e incluíram 647 pessoas que foram diagnosticadas com doença arterial coronária e tomavam estatina. Em 20% dos voluntários, o remédio não fez efeito e as taxas de colesterol aumentaram. Essas pessoas tinham mais acúmulo de placas de gordura nas artérias do que aquelas que responderam à terapia com droga. "Para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, é essencial monitorar os níveis de LDL em pacientes que têm alguma doença no coração ou que estejam se tratando com estatina", afirma Stephen Nicholls, professor da Universidade de Adelaide, na Austrália, e principal autor do estudo.

Comente agora
27
Fev
Após acidente, homem tem pedaço do fêmur alojado no saco escrotal
Postado por: Anacley Souza / 19:38h

Em um acidente de motocicleta, a parte do fêmur de um homem de 33 anos penetrou seu saco escrotal. Apesar da aparente gravidade do ferimento, o paciente foi tratado e não teve nenhuma sequela urológica. O caso foi apresentado por médicos da Alemanha no "New England Journal of Medicine", dos EUA. Ao chegar à emergência do hospital, o homem apresentava inchaço no saco escrotal e ferimentos externos na perna esquerda. Uma tomografia computadorizada revelou que a cabeça do fêmur tinha se deslocado e penetrado no escroto do paciente. Depois de uma cirurgia para retirar os fragmentos de osso de dentro do saco escrotal e da instalação de pinos para fixação interna do osso, o homem voltou a andar, com ajuda de uma muleta, depois de 8 semanas. Depois de um ano e dois meses, ele passou a andar sem ajuda.

Comente agora
27
Fev
"Hormônio do amor" previne efeito do álcool, aponta estudo
Postado por: Samile Macêdo / 17:55h

A oxitocina, conhecida também como o "hormônio do amor", previne a intoxicação alcoólica em roedores e poderá abrir portas para futuros tratamentos contra a dependência do álcool em seres humanos, segundo estudo divulgado nesta terça-feira, 24. "Descobrimos que as oxitocinas bloqueiam os efeitos da intoxicação do álcool e previnem a atuação em partes do cérebro que estão ligados ao alcoolismo", explicou à emissora "ABC" Michael Bowen, um dos autores da pesquisa da Universidade de Sydney. No estudo divulgado pela revista científica "Procedimentos da Academia Nacional de Ciências", a equipe liderada por Bowen analisou o papel da substância no bloqueio dos efeitos do álcool no organismo, que é induzido pela liberação da dopamina. Ao observar o comportamento de grupos de roedores sóbrios e embriagados, os cientistas perceberam que os primeiros davam voltas ao redor de suas jaulas, enquanto os outros se sentavam visivelmente sedados com os focinhos apoiados na quina das caixas. O curioso foi que um terceiro grupo de ratos, ao qual foi dado o hormônio antes do consumo de álcool, rodeava a jaula como os roedores sóbrios. Em outros testes para medir a sobriedade, Bowen e seus colaboradores observaram por quanto tempo os roedores aguentavam ficar pendurados verticalmente na grade de arames. 

Comente agora
27
Fev
Beber café pode diminuir risco de esclerose múltipla
Postado por: Samile Macêdo / 17:45h

Pessoas que bebem de quatro a seis xícaras de café por dia podem estar menos propensas a desenvolver esclerose múltipla, segundo pesquisa internacional publicada nesta quinta-feira, 26. "A ingestão de cafeína foi associada à redução dos riscos das doenças de Parkinson e Alzheimer", afirmou a autora do estudo Ellen Mowry, da Universidade Johns Hopkins de Medicina em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos. "Nosso estudo demonstra que a ingestão de café pode também proteger contra a esclerose múltipla, reforçando a ideia de que a substância pode ter efeitos protetores para o cérebro", completou. Um estudo americano e outro sueco -- realizados antes da reunião anual da Academia Americana de Neurologia, em Washington -- compararam, cada um, mais de 1.000 pacientes com esclerose múltipla com um número similar de pessoas saudáveis. Os cientistas rastrearam a quantidade de café que os indivíduos com esclerose múltipla ingeriram um, cinco e dez anos antes de os sintomas começarem a aparecer. Depois de considerar outros fatores como idade, sexo, tabagismo, índice de massa corporal e exposição ao sol, o estudo sueco descobriu que "em comparação com as pessoas que bebiam pelo menos seis xícaras de café por dia um ano antes de os sintomas aparecerem, aqueles que não bebiam café mais de uma vez e meia por dia aumentaram os riscos de desenvolver esclerose múltipla". 

Comente agora
27
Fev
Uma pílula antes e outra depois do sexo podem evitar a Aids, diz estudo
Postado por: Samile Macêdo / 15:00h

O antirretroviral Truvada, tomado antes e depois do sexo sem proteção, reduz o risco de transmissão do vírus HIV entre homens homossexuais em 86%, segundo os resultados de um ensaio clínico divulgado nesta terça-feira (24) nos Estados Unidos. Para o estudo, o Truvada - uma combinação de tenofovir e emtricitabina - foi tomado um dia antes e dois dias depois das relações sexuais com alto risco de contágio do vírus da Aids. O estudo, realizado pela Agência Nacional Francesa Especializada em Aids (ANRS), foi apresentado durante a Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas (CROI), que acontece esta semana em Seattle, nos Estados Unidos. Um estudo internacional anterior já havia concluído que o uso diário contínuo do Truvada por homens saudáveis que fazem sexo com homens era capaz prevenir novas infecções pelo HIV. Os resultados levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dar aval ao uso do medicamento, do laboratório Gilead Sciences, como forma de prevenir a infecção pelo HIV em alguns grupos de risco. A estratégia é conhecida como profilaxia pré-exposição, ou PrEP. A novidade agora foi a descoberta da eficácia dessa nova forma de usar a pílula: antes e depois do sexo. Os resultados ainda não são suficientes para mudar a forma da prescrição do medicamento, mas foram celebrada como um novo caminho para prevenir a Aids. 

Comente agora
27
Fev
Ministério da Saúde anuncia o novo cálculo para reajuste de preço dos medicamentos
Postado por: Samile Macêdo / 13:57h

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram nesta sexta (27.02) mudanças no cálculo feito para reajustar os preços dos medicamentos em todo o país. A definição dos novos critérios serve para melhor adequar o índice à realidade do mercado. A expectativa do ministério é que o percentual médio de reajuste fique abaixo da inflação; que o índice seja menor em relação ao que seria calculado com a regra anterior; e que mais medicamentos tenham o menor reajuste de preço. Além disso, cada um dos três fatores que compõem a fórmula de reajuste terá uma data fixa para ser divulgado. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Jarbas Barbosa, os três fatores passam a ser definidos conforme a concorrência dos grupos de mercado, classificados como não concentrados, moderadamente concentrados e altamente concentrados. "Com isso, buscamos dar maior previsibilidade, racionalidade, transparência e segurança", explicou Jarbas. "O mercado será considerado como um todo, não apenas o varejista [serão incluídas também as vendas hospitalares e as compras públicas]. Você passa a acompanhar melhor as tendências de mercado", completou. Um dos principais impactos da mudança é a redução do rol de medicamentos sujeitos ao maior reajuste de preço. Do total, 21,57% dos medicamentos regulados terão o maior reajuste, enquanto a maioria (51,73%) vai sofrer o menor índice de reajuste. 

Comente agora
27
Fev
Pistache proporciona saciedade e é bom para o coração
Postado por: Samile Macêdo / 12:34h

O pistache é uma oleaginosa muita rica em nutrientes. Possui um perfil de ácidos graxos benéficos para a saúde cardiovascular, assim como proteínas, fibras, potássio, magnésio, vitamina K, y-tocoferol (vitamina E) e inúmeros fitoquímicos. A sua coloração verde e roxa é resultado da presença de luteína e antocianina. Entre as castanhas, o pistache contém maior teor de potássio, y-tocoferol, vitamina K, fitosteróis e carotenóides. Estudos sugerem que o pistache ajude na atividade antioxidante e anti-inflamatória, no controle glicêmico e na função endotelial. Quando consumido com moderação ajuda no controle de peso, por causa do seu efeito na saciedade. Os antioxidantes protegem o corpo dos danos causados pelos radicais livres. Funções naturais do corpo e o exercício físico produzem radicais livres, que atacam células saudáveis tornando-as suscetíveis a danos. Antioxidantes como a vitamina E e carotenoides (betacaroteno e luteína) ajudam a proteger as células. Quando pistaches são consumidos, os níveis desses antioxidantes sobem no sangue. Eles ajudam a prevenir a oxidação de colesterol LDL, a inflamação e a sua deposição nos vasos causando doenças cardiovasculares, por exemplo. A adição de pistache em refeições de alto índice glicêmico poderia diminuir a resposta glicêmica pós-refeição. Pesquisas mostram que o perfil de nutrientes do pistache, incluindo proteínas, gorduras saudáveis e fibras, possa ajudar nesse controle glicêmico. Essa composição de nutrientes também teria efeito na saciedade, pois com os nutrientes sendo absorvidos de forma mais lenta, o tempo de saciedade seria maior. 

Comente agora
27
Fev
Anvisa suspende publicidade e venda de 25 produtos estéticos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:30h
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (27) no Diário Oficial da União suspende, em todo o território nacional, a divulgação e a comercialização de 25 produtos que apresentam alegação de efeitos terapêuticos, embelezamento ou correção estética, fabricados pela empresa Saúde em Equilíbrio Ltda. De acordo com o texto, foi comprovada a divulgação e a comercialização dos produtos, que não têm cadastro na Anvisa, por meio do site www.colter.com.br. Ainda segundo a agência, o fabricante também não tem autorização de funcionamento. A resolução entra em vigor hoje. (Agência Brasil)
Comente agora
27
Fev
Cientistas desvendam mecanismo de infecção do Ebola
Postado por: Letícia Oliveira / 11:25h

Um grupo de cientistas desvendou o mecanismo usado pelo vírus do Ebola para infectar uma célula e descobriu que a tetrandrina - uma molécula de origem vegetal -, é capaz de frustrar a “estratégia” do vírus, impedindo a infecção pelo Ebola em testes feitos com camundongos. Os autores do estudo, publicado na revista Science, acreditam que a descoberta pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma droga contra o Ebola. A equipe, liderada por Robert Davey, do Instituto de Pesquisa Biomédica do Texas (Estados Unidos), descobriu que, para invadir uma célula, o vírus do Ebola depende de canais de cálcio - estruturas semelhantes a “túneis” em membranas das células, que permitem que elas transmitam cargas elétricas entre si, controlando vários processos celulares. Ao ser engolidas pelas células, partículas do vírus ficam armazenadas em “depósitos” chamados endossomos. Para completar a infecção, essas partículas virais precisam passar pela membrana do endossomo, espalhando-se por vários compartimentos da célula. De acordo com os cientistas, para entrar no endossomo, o vírus usa canais de cálcio de duplo poro que existem em sua membrana. Em estudos anteriores, eles já haviam descoberto que os canais de cálcio eram importantes para a infecção. “Mas nós não fomos capazes de identificar os mecanismos envolvidos nesse processo. Com a nova pesquisa, nós descobrimos canais de cálcio de duplo poro que estão envolvidos na infecção do vírus Ebola. Esses canais precisam ser 'ligados' para que o vírus funcione direito”, disse Davey.

Comente agora
27
Fev
Mesmo com surto de sarampo em diferentes países, Bahia está há dois anos sem registros da doença
Postado por: Letícia Oliveira / 08:15h

Diferentes regiões do mundo passam atualmente por surtos de sarampo. Há confirmação de mais de 120 casos nos EUA, uma morte na Alemanha e alguns casos no Brasil. O Ceará, que enfrenta um surto da doença desde dezembro de 2013, já registrou 35 casos apenas neste ano. Ainda assim, de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o estado não registra nenhum caso de sarampo há dois anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, os casos atuais no Brasil fazem parte de um surto maior que teve início em 2013, quando a Bahia investigou 306 casos, sem nenhuma confirmação. Em 2015, já foram investigados nove casos, também descartados. Segundo informações da Sesab, uma campanha de vacinação foi realizada em 2014 por conta das ocorrências da enfermidade no Brasil. Foram imunizadas crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos com a Tríplice Viral, vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, que está disponível nos postos municipais de saúde. (BN)

Comente agora
26
Fev
Dr. Luciano Ramos, Mastologista do IMDI dá dicas de quem procurar se tiver sinais e sintomas suspeitos na mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:24h

Diversas situações podem fazer com que uma paciente se pergunte quem é o profissional que ela deve procurar. Seguem algumas recomendações:
Paciente que sente alguma alteração nova na mama

  • Deve procurar o ginecologista que a conheça, ou um mastologista.
  • Deve sempre levar consigo, para a consulta, as últimas mamografias.
  • Esta consulta deve ocorrer dentro de, no máximo, uma a duas semanas, e de maneira alguma a paciente deve esperar pela próxima consulta de rotina.

Mulher com parentes de primeiro grau com câncer de mama ou ovário antes dos 50 anos de idade, ou com história de homem com câncer de mama na família.

  • Esta mulher deve conversar com seu ginecologista a respeito desta história familiar e/ou procurar um oncogeneticista.
  • Na dependência de alguns fatores de história familiar, uma mulher pode ter uma recomendação para o rastreamento diferente à da população geral.

Mulher que acaba de ser diagnosticada com câncer de mama

  • Esta mulher deve procurar um mastologista, um cirurgião oncológico ou um oncologista clínico.
  • Um destes profissionais estabelecerá a sequência adequada de tratamento, na dependência de características da paciente e da doença. Leia mais em www.imdimed.com.br
Comente agora
26
Fev
Ministro da Saúde diz que Programa Mais Médicos "veio para ficar"
Postado por: Anacley Souza / 22:06h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, descartou nesta quinta-feira, 25, o caráter temporário do Mais Médicos. Ele afirmou que mesmo depois de ampliadas as vagas de cursos de Medicina e de residência no País, o programa deverá continuar. "Ele veio para ficar", disse. O programa, completou, é uma garantia de oferta de profissionais para cidades mais afastadas, consideradas pouco atrativas. "Não adianta apenas a residência. É preciso um indutor para que o médico fique em locais mais afastados durante um período. Caso contrário, o residente continuará optando pelos grandes centros", defendeu. Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que 750 profissionais se candidataram para a segunda chamada do Mais Médicos. Eles têm até dia 2 para se apresentar aos postos de trabalho. Caso todos iniciem o trabalho, 98% das vagas da expansão do programa terão sido preenchidas. "Restarão para a terceira chamada 85 postos de trabalho, distribuídos em 47 municípios. É um número a se comemorar", afirmou. Chioro disse que, diante dos números, dificilmente será necessária a realização de um convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde para recrutamento de profissionais em Cuba. "Há ainda a terceira chamada, depois as vagas serão abertas para profissionais brasileiros formados no exterior e para estrangeiros."

Comente agora
26
Fev
Dorminhocos podem ter mais risco de sofrer um AVC, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 18:07h

Um estudo apontou que pessoas que dormem mais de oito horas por noite têm 46% mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do que pessoas que dormem entre seis e oito horas. A pesquisa foi publicada na quarta-feira, na edição online do periódico Neurology, da Academia Americana de Neurologia. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores acompanharam os hábitos de sono de 9 692 pessoas, por nove anos. No início do estudo, nenhuma delas tinha sofrido um AVC e, no decorrer da pesquisa, 346 pessoas tiveram um derrame. Além disso, aqueles que mudaram seus hábitos de sono no decorrer da pesquisa, passando de menos de seis horas dormidas por noite para mais de oito horas, mostraram quatro vezes mais propensão de sofrer um derrame, em comparação com quem manteve o mesmo padrão ao longo do estudo. Para uma das autoras do estudo, Yue Leng, pesquisadora da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, mais pesquisas são necessárias para entender a associação entre horas dormidas e AVC. "Ainda não sabemos se a longa quantidade de sono é causa, consequência ou marcador precoce de problemas de saúde", disse. (Revista Tua Saúde)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com