As comentadas


Bom dia , Sábado, 31/01/2015









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

07
Nov
Kiwi ajuda a controlar os níveis de colesterol
Postado por: Samile Macêdo / 12:25h

O kiwi é uma cultura de introdução relativamente recente em nosso país. Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais são atualmente os maiores produtores, mas o país importa grande parte das suas necessidades do Chile. Os frutos possuem um sabor levemente azedo, tem formato oval e achatado. Possui uma casca de cor marrom clara, coberta por pequenos pelos. A polpa da fruta é de cor esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro e devem ser colhidos ainda bem firmes e mantidos em depósito para completar a sua maturação. Completado esse procedimento, estarão aptos para o consumo.

Nutrientes - O kiwi possui pectina, uma fibra importante para controlar os níveis de colesterol no sangue. O alimento não possui colesterol e contem magnésio, cobre, vitamina B6, niacina, vitamina A, riboflavina, cálcio, zinco, ferro, potássio, fósforo e os aminoácidos glutamato e arginina. As categorias principais de fitoquímicos encontrados nna fruta incluem B-caroteno, compostos fenólicos e flavonoides, entre outros, que possuem capacidade antioxidante. É uma das poucas frutas de coloração verde quando madura, sendo a clorofila responsável pela cor verde.

Comente agora
07
Nov
Médico acusado de bater em enfermeira é demitido em Feira de Santana
Postado por: Samile Macêdo / 11:43h

Um desentendimento entre dois profissionais do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, em Feira de Santana, terminou na delegacia na noite do último domingo, 2. O médico obstetra José Antônio Sento Sé Souza teria discutido com a enfermeira Luciane Barreto no corredor da instituição e, segundo testemunhas, dado um tapa no rosto dela. O médico foi demitido, e o caso, denunciado ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) pela direção da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que administra o hospital. "Solicitamos através de ofício que o Cremeb apure a conduta do médico. Não estamos falando de uma agressão de um médico a uma enfermeira somente e, sim, de um homem contra uma mulher", afirmou Gilbert Lucas, diretora-presidente da fundação. A enfermeira também é professora universitária e estava na unidade acompanhando estudantes em estágio. "Na verdade, não sabemos direito o que houve para a agressão. Ela nos disse que teria questionado uma conduta do médico, e ele não gostou e a agrediu. Nós solicitamos que os policiais militares que trabalham na unidade interviessem. A enfermeira estava lá com alunos em estágio supervisionado e não no plantão", explicou. Acionados, os PMs conduziram o médico à delegacia.

Demissão - Gilbert Lucas disse ainda que o médico trabalhava na unidade por intermédio de uma cooperativa e que foi demitido imediatamente. "Quem irá investigar é a Justiça. Já foi prestada queixa, e os dois serão ouvidos. O procedimento administrativo do hospital foi demitir o profissional e abrir sindicância. Como ele era plantonista e não efetivo, eu tenho essa autonomia para demitir.

Um comentário
07
Nov
Problemas no Hospital Santa Izabel representam alerta para o governo
Postado por: Anacley Souza / 09:35h

Mesmo com o certificado adquirido de Hospital Acreditado Pleno, o Santa Izabel apresenta problemas que colocam em xeque a qualidade dos serviços prestados à população soteropolitana. As informações relatadas por usuários da unidade hospitalar descrevem espera de até quatro horas para atendimento, o que gera uma série de reclamações. De acordo com informações do hospital, a situação teria se agravado com a perda de outras unidades, como o Hospital Espanhol. Em resposta à nota publicada pelo colunista Levi Vasconcelos, que descreveu o cenário caótico no Santa Isabel, a assessoria do hospital diz que o pronto atendimento de adultos atende em regime de 24 horas, com equipe completa, mais de dois mil pacientes/mês, boa parte deles, pacientes muito críticos por sua referência em alta complexidade. De qualquer forma, a situação já dá sinal de alerta para o governador eleito, Rui Costa, e sua peleja para organizar o atendimento no Estado. (Bocão News)

Comente agora
07
Nov
Pesquisadores testam vacina contra hepatite C em humanos
Postado por: Anacley Souza / 09:27h

Pesquisadores britânicos testaram uma vacina contra a hepatite C em humanos e observaram que o método é seguro e não surte efeitos adversos graves no paciente. A conclusão faz parte da primeira fase dos estudos clínicos da vacina. Agora, os especialistas poderão dar continuidade aos testes com grupos maiores de pessoas com o objetivo de verificar sua eficácia. O vírus da hepatite C pode ser transmitido por meio da transfusão de sangue, pelo compartilhamento de material para uso de drogas ou de higiene pessoal, como lâminas de barbear e depilar, além de alicates de unha e objetos usados em tatuagens, por exemplo. Estima-se que a doença afete entre 1,4% e 1,7% dos brasileiros, a maioria acima de 45 anos de idade. A progressão da infecção pode levar à cirrose ou ao câncer de fígado. Atualmente, há vacinas disponíveis para prevenir a hepatite A e B, mas nenhuma contra o tipo C. Isso porque o vírus da doença consegue se esconder no organismo, dificultando a ação do sistema imunológico, como explica Eleanor Barnes, professora de hepatologia da Universidade de Oxford e uma das autoras do estudo. Segundo a pesquisadora, uma vacina contra hepatite C seria útil principalmente em países mais pobres, uma vez que os medicamentos disponíveis contra a doença são muito caros e devem ser administrados por pelo menos três meses. A nova vacina contém células do sistema imunológico chamadas linfócitos T. “O nosso laboratório passou muitos anos observando o que acontece com pessoas com hepatite C, pois 20% desses pacientes combatem a infecção naturalmente usando o seu sistema imunológico.

Comente agora
07
Nov
Alimentos que você pensa que são saudáveis mas não são!
Postado por: Samile Macêdo / 09:15h

Atualmente, muito se fala de alimentação e dieta, o que leva muita gente a achar que domina o assunto. Contudo, para emagrecer com saúde é preciso auxilio profissional, já que alguns clichês acabaram se transformando em grandes equívocos. Veja uma lista de alimentos, preparada pela nutricionista Mariana Froes, que têm fama de saudáveis, mas que, na verdade, podem estar sabotando a sua dieta.

1 - O peito de peru é um alimento que, além de rico em sal, possui substâncias como nitritos e nitratos que devem ser consumidas com moderação, pois não fazem bem à saúde.

2 - O excesso de produtos light e diet, por exemplo, acaba gerando um aumento de toxinas que agem diretamente no nosso tecido adiposo. Este, por sua vez, inflamado pelas substancias, acaba encontrando maior dificuldade de quebrar as partículas de gordura que consumimos. Nada de achar que refrigerante zero está liberado.

3 - A mesma dica serve para as gelatinas diet e light. Elas são cheias de corantes artificiais que acabam intoxicando ainda mais o organismo. Alguns estudos as associam com a hiperatividade, problemas de pele e asma. Por isso, vale à pena ficar ligado. Uma dica boa é consumir este produto na versão sem sabor, batida com uma fruta. Só assim você consegue neutralizar os seus malefícios.

Comente agora
07
Nov
Chikungunya: Casos suspeitos na Bahia já passam de 1,6 mil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:30h

O número de casos suspeitos de chikungunya na Bahia saltou de 1.481 para 1.613 em uma semana, informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os registros ocorrem em cinco cidades do estado, com Feira de Santana, no centro norte do estado, com o maior número de casos confirmados: 419. Riachão do Jacuípe, no nordeste baiano, tem 148 casos e Salvador, registrou dois. Alagoinhas, também no nordeste do estado, Cachoeira, no Recôncavo, e Amélia Rodrigues, na região de Feira, registraram cada uma, um caso confirmado. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, apesar do aumento dos registros, a tendência é que eles sejam reduzidos, por conta de ações de intervenção, como uso de inseticida e combate a criadouros dos mosquitos transmissores, Aedes aegypti e Aedes albopictus. A coordenadora diz que as medidas de bloqueio já mostram queda no gráfico da doença. Em Feira, reuniões com a assistência farmacêutica, além de ações de mobilização social e divulgação de informações sobre o vírus também têm sido intensificadas. Informações do A Tarde.

Comente agora
07
Nov
Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo começa neste sábado
Postado por: Anacley Souza / 07:03h

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa amanhã (8) em todo o país. A imunização segue até o dia 28 deste mês em todos os postos de saúde. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos. O Brasil é considerado livre da pólio desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. A continuidade das campanhas de vacinação é considerada fundamental pelo Ministério da Saúde para evitar a reintrodução da doença no país. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. (Agência Brasil)

Comente agora
06
Nov
SAJ: Ouvidoria SUS Itinerante Municipal realiza trabalho de campo na zona rural
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:56h

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus através da Secretaria de Saúde do Município e da Ouvidoria SUS Itinerante Municipal estão desenvolvendo um trabalho de campo na zona rural de Santo Antonio de Jesus. A Ouvidoria SUS Itinerante Municipal tem como objetivo receber as demandas, reclamações, denúncias e elogios dos serviços prestados pela Prefeitura como o de Assistência Social, Enfermagem, Atendimento nos Postos de Saúde, Fisioterapia e outros serviços disponibilizados para a população da zona rural do Município, afim de atender, solucionar as necessidades das pessoas menos favorecidas, incluindo os acamados, deficientes físicos e mentais e pessoas em situações de vulnerabilidade social da zona rural. Na ocasião foi realizada as visitas para ouvir o que as pessoas têm a dizer como o Seu Raimundo de jesus, morador de Mina do Sapé (zona rural de Santo Antonio de Jesus), ou como D. Joanice Souza moradora de Riacho Dantas que elogiaram os serviços prestados e a atenção que estão recebendo, a qual nunca receberam antes de nenhuma Prefeitura na localidade. Segundo Adriana Nogueira, Ouvidora SUS Municipal, "O trabalho de Ouvidoria SUS Itinerante Municipal é um trabalho lindo, ele consiste em um trabalho de campo com resultados significativos, onde individualiza as necessidades para ajudar cada pessoa/família a melhorar a situação atual e com isso melhorando a vida da população da zona rural do Município com uma assistência diferenciada", concluiu. (ASCOM/PMSAJ).

Comente agora
06
Nov
Gentio do Ouro - Paciente espera há dois dias por hemodiálise em hospital
Postado por: Samile Macêdo / 18:19h

Uma família de Gentio do Ouro, no interior do estado (a cerca de 680 Km de Salvador), vive um drama: a mãe deles, dona Irani, de 63 anos, está com insuficiência renal há dois dias. Com os problemas provocados pela disfunção dos rins, que pararam e não filtram mais o sangue no corpo, eles levaram dona Irani para o hospital mais próximo em que julgavam ter condições para ajudá-la. Foram então para o Hospital Regional de Irecê, que fica a 480 km de Salvador. Mas lá, em vez de solução, encontraram respostas que deixaram todos ainda mais angustiados. A unidade não tem como realizar a hemodiálise, em que o sangue é filtrado através de equipamentos. “Eles disseram que tem que transferir ela para a capital, mas não tem vaga e depende da regulação”, afirma uma das filhas da idosa, preocupada com o drama vivido pela mãe. Dona Irani está em um leito da enfermaria do hospital e faz uma contagem regressiva de deixar todos preocupados: a medida em que a situação não se resolve, o organismo desta mãe guerreira caminha para um colapso que pode ser fatal.

Comente agora
06
Nov
Secretaria confirma 572 casos de Chikungunya na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 16:14h

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (6) a ocorrência de 572 casos de Chikungunya no estado. A cidade com mais pacientes da doença é Feira de Santana, com 419. A capital baiana registra apenas dois infectados. A segunda cidade mais afetada pela doença no estado é Riachão do Jacuípe, com 148 casos confirmados. Alagoinhas, Cachoeira e Amélia Rodrigues têm um caso confirmado cada. Ao todo, a Sesab tem registrados até esta quarta-feira (5) 1613 casos suspeitos desde o início do ano em 51 municípios. Ainda de acordo com a secretaria, a suspeita é que nos casos registrados em Salvador, Cachoeira e Alagoinhas os pacientes contraíram a doença em Feira de Santana. O último boletim da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, divulgado na última terça-feira (4), indica que apenas na cidade existem 1.175 casos suspeitos da doença. Os casos com suspeita da doença estão em sua maioria na faixa etária que vai de 35 a 49 anos, com predominância do sexo feminino, que tem 66,30% deles. Os principais sintomas da febre do Chikungunya são febre de início súbito maior que 38,5º, dor intensa nas articulações acompanhada de inchaço. Pessoas que passaram por áreas com alto índice de casos da doença devem prestar ainda mais atenção, indica a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. (Correio)

Comente agora
06
Nov
Hidroginástica é ótima opção de exercício na gravidez
Postado por: Anacley Souza / 13:29h

A hidroginástica para gestantes é uma atividade cada vez mais indicada às mulheres grávidas. Por ser um exercício com intensidade moderada, a sua prática alivia o peso extra da gestação e diminui o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo. O benefício dessa atividade para mulheres grávidas é que ela trabalha o fortalecimento do abdômen e do músculo do períneo, o que ajuda na hora do parto. Outra vantagem é que a hidroginástica para gestantes funciona como uma sessão de drenagem linfática. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Campinas (Unicamp), o exercício pode também contribuir para amenizar dores. Desse modo, a prática faz com que seja diminuída a necessidades de anestesias na hora do parto. Alguns cuidados devem ser tomados na hidroginástica para gestantes. Como qualquer esporte, o médico precisa liberar a paciente para praticar e não devem acontecer exageros. Cuidado com a temperatura da água, e atenção para que os movimentos não provoquem dores nas costas ou outras lesões mais graves. Durante as aulas, a frequência cardíaca deve ser monitorada. Uma dica importante é que a mulher cuide da sua respiração enquanto pratica os exercícios. Se notar que está ficando muito ofegante, isso significa que você está exagerando na intensidade. É importante que você ouça o seu corpo para não prejudicar o bebê. Outra coisa importante antes de praticar a hidroginástica para gestantes é que você deve comer bem. Nunca vá para a aula em jejum. Tome um bom café da manhã ou lanche cerca de uma hora antes dos exercícios. Ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade também é essencial para evitar a desidratação. Hidroginástica para gestantes combinada com médico Caso você sinta algum sintoma diferente durante a aula de hidroginástica para gestantes, procure o seu médico.

Comente agora
06
Nov
Ter muitos amigos aumenta em até 50% a expectativa de vida
Postado por: Samile Macêdo / 11:57h

Como já diz a música: "Amigo é coisa para se guardar". E é mesmo! Uma pesquisa realizada pela Universidade Brigham Young, dos EUA, revelou que o indivíduo que tem uma boa rede de amigos e também de vizinhos pode aumentar as chances de viver mais em até 50%. Após a análise de 150 estudos que mostravam as chances de sobrevivência em relação a redes sociais, a pesquisa chegou a essa conclusão. De acordo com os pesquisadores, não ter contato com amigos é tão prejudicial à saúde quanto fumar 15 cigarros por dia ou mesmo ser alcoólatra. "Criar e cultivar laços de amizades duradouras contribui para que o indivíduo se mantenha mais seguro e feliz frente às situações da vida cotidiana. Fazer um pelo outro desperta o sentimento de caridade e amor por si próprio e pelas pessoas que estão à sua volta", ressalta a psicóloga Denise Marcon. Para a realização do estudo, foram analisadas 300 mil pessoas, em quatro continentes, em um período de sete anos. A pesquisa comprovou que as pessoas que apresentaram redes sociais mais fortes e solidificadas se saíram melhores em exames de saúde e, consequentemente, apresentavam uma expectativa de vida maior. E se você está pensando que no mundo atual é muito mais complicado viver cercado de amigos, já que as pessoas deixam recados em sites de relacionamentos ao invés de ligar e "dar parabéns", saiba que a sua preocupação tem fundamento. "Mesmo com a Internet, ainda é preciso ter o contato corpo a corpo. Não adianta a pessoa achar que ter muitos amigos nas redes sociais da web irá lhe garantir uma vida saudável e duradoura. É preciso conviver pessoalmente com os seus amigos", conclui Denise. (MSN)

Comente agora
06
Nov
Implante De Silicone Dificulta Diagnóstico De Câncer De Mama?
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:09h

Em maio deste ano, o periódico científico British Medical Journal publicou um estudo realizado na Universidade Laval, no Canadá, que sugere que a colocação de próteses de silicone dificulta o diagnóstico precoce do câncer de mama. Os pesquisadores apontam que os implantes podem dificultar a visualização do tecido mamário através de exames de imagem, como a mamografia. No entanto, essa pesquisa contém uma série de limitações científicas. A primeira delas está no fato de ser uma conclusão retirada de 12 outros estudos diferentes, publicados nos Estados Unidos, Canadá e Norte da Europa desde 1993. Não é possível conhecer o perfil das participantes (como a idade e o histórico familiar, por exemplo), como era feito o acompanhamento médico dessas mulheres e qual era a periodicidade com que realizavam seus exames de ultrassom e mamografia. O estudo ideal Para que possamos vencer os mitos e obter resultados confiáveis a partir de um estudo, o ideal seria a realização de uma pesquisa com o objetivo específico de analisar mulheres com prótese de silicone. O estudo deveria abranger duas populações com intuito de fazer uma comparação: uma que não tem prótese e faz o ultrassom e a mamografia todo ano; e outra população com prótese que também faz os exames anualmente.

Comente agora
06
Nov
Descansar logo após as refeições contribui para uma boa digestão?
Postado por: Samile Macêdo / 09:40h

"Ajuda. Descansar após o almoço é muito bom para a digestão porque o repouso permite que o organismo desvie uma quantidade maior de sangue para o estômago e menor para o restante do corpo. Com isso, a digestão ocorre melhor", explica Diandria Margotto Bertollo. "Caso contrário, se exigirmos muito sangue nos músculos esse processo de digestão pode ser atrapalhado e atrasado. Mas, se a pessoa costuma sentir azia, deve evitar deitar após as refeições porque pode ter a doença do refluxo gastroesofágico [provoca azia e dores no tórax, por exemplo]", explica Eduardo. (MSN)

Comente agora
06
Nov
S. A. de Jesus: Unidade Móvel de Acolhimento a Mulher estará na Sapucaia nesta sexta (07)
Postado por: Letícia Oliveira / 08:05h

A visita da Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher foi desmarcada pela Coordenadora do CREAS e presidente do Conselho da Mulher em Santo Antônio de Jesus, Yonara Almeida, devido a um problema técnico que teria ocorrido no veículo. Na manhã desta quinta-feira (06), Yonara disse que o atendimento foi remarcado para amanhã, sexta-feira (07) e o ônibus estará durante todo o dia na Sapucaia, zona rural de Santo Antônio de Jesus. Yonara destacou que essa unidade móvel é exclusiva para atender as mulheres de comunidades rurais, tendo como foco a questão da violação ao direito da mulher, é uma articulação do Governo Federal e Estadual em parceria com as prefeituras. “Somos lisonjeados de receber uma unidade móvel, sabemos que a mulher da zona rural carece muito de ter esse serviço por questões da logística e a unidade tem uma equipe coordenada de psicólogos, assistentes sociais e advogados que oferecerão esse serviço de orientação e apoio psicológico relacionados à mulher”, ressaltou. Segundo ela serão ofertados serviços pertinentes relacionados à mulher como a questão da renda, saúde, bolsa família, mulher como mãe, esposa e cidadã, dentre outros. A unidade pertence à Secretaria de Políticas a Favor da Mulher e é a primeira vez que estará no município.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
05
Nov
Faça em casa suco especial para aumentar o apetite sexual
Postado por: Samile Macêdo / 22:19h

A melancia, junto com suas sementes, é uma excelente fonte de nutrientes para aumentar seu apetite sexual. Acrescente especiarias já conhecidas pelas suas propriedades curativas do organismo como um todo, e que ajudam a ter mais pique, como o açafrão-da-terra e o gengibre, e você terá uma combinação bombástica. 

Receita de suco de melancia com gengibre

Preparo: 10 minutos | Cozimento: 0 minuto | Pronto em: 10 minutos | Serve 2 a 4 pessoas

Ingredientes:

  • Polpa vermelha com sementes de ¼ de uma melancia grande madura
  • 1 pedaço de cerca 1 cm de gengibre
  • 1 pedaço de cerca 1 cm de açafrão-da-terra
  • Melado de cana para adoçar

Modo de preparo: Coloque os pedaços de melancia para gelar. Bata tudo em um liquidificar ou mixer. Se não gostar da textura das fibras e sementes, coe o suco antes de tomar. (MSN)

Comente agora
05
Nov
Salvador: Sem água, Hospital das Clínicas suspende cirurgias e internamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:38h

Cirurgias e internamentos foram suspensos no Hospital das Clínicas na terça-feira (4), segundo divulgou a unidade nesta quarta-feira (5), por conta da falta de água. Segundo a assessoria do hospital, o fornecimento de água foi interrompido pela Embasa sem aviso prévio na noite de segunda, dificultando o atendimento. Os reservatórios do hospital não foram suficientes para dar conta da demanda durante o tempo sem água. O hospital recebeu carros-pipa da Embasa, mas embora estes tenham amenizado não resolveram totalmente a situação. A Embasa informou hoje que o problema já foi solucionado, mas que o fornecimento de carros-pipa continuará com maior frequência para reabastecer completamente os reservatórios da unidade. O hospital também contratou uma empresa particular de carros-pipa para regularizar a situação o quanto antes. A água já começou a voltar no hospital, mas sem força, e com os reservatórios abaixo do ideal o atendimento só deve ser normalizado a partir desta quinta. Obras da Embasa no Bom Juá deixaram 40 bairros sem água desde a segunda-feira. As obras já se encerraram, mas em vários bairros moradores reclamam. A Embasa diz que em 80% dos locais afetados já há abastecimento normal.

Comente agora
05
Nov
Saúde lança guia alimentar para conter obesidade e doenças crônicas no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:41h

Na tentativa de diminuir a obesidade e o avanço das doenças crônicas no país, o Ministério da Saúde lançou hoje (5) o Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação prioriza uma alimentação caseira, com consumo de alimentos frescos, como frutas, carnes e legumes, e minimamente processados, como arroz, feijão e frutas secas. Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2013 indicam que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso e 17,5% são obesos. Os percentuais são 19% e 48% superiores aos registrados em 2006, quando a proporção era 42,6% e 11,8%, respectivamente. A obesidade é considerada fator de risco para doenças crônicas como diabetes e hipertensão e para alguns cânceres. O guia é uma atualização da publicação lançada em 2006 e acentua a importância da alimentação caseira, com regularidade de horários, ambientes apropriados, sem televisão, celular ou discussões de trabalho. A pasta aconselha ainda que alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes, assim como produtos prontos, como sopas de pacote, pratos congelados e molhos industrializados sejam evitados. 

Comente agora
05
Nov
Médico Cardiologista fala como se desenvolve a doença coronariana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:28h

A doença coronariana é o resultado da formação de placas de aterosclerose, que são placas de tecido fibroso e colesterol, que crescem e acumulam-se na parede dos vasos a ponto de dificultar ou mesmo impedir a passagem do sangue. O crescimento desta lesão pode ser acelerado por fumo, pressão alta, colesterol sanguíneo elevado e diabete. A doença é mais frequente à medida que envelhecemos, mas não é uma consequência natural do envelhecimento. Também se manifesta mais tardiamente nas mulheres, após a menopausa, provavelmente devido à proteção conferida pelos hormônios femininos. Uma história familiar de doença coronariana torna a pessoa mais predisposta. Quando o entupimento da artéria pela aterosclerose envolve mais de 50 a 70% do seu diâmetro, o fluxo sanguíneo torna-se insuficiente para nutrir a porção do coração irrigada por aquela artéria doente, especialmente quando a necessidade de oxigênio é maior, como durante exercício físico.

Comente agora
05
Nov
Por que não consigo engravidar?
Postado por: Samile Macêdo / 18:24h

É natural que a maior parte das mulheres possua um grande desejo de ser mãe e sonhe com esse momento, mesmo quando ainda crianças, ao entoar canções de ninar embalando suas bonecas. Embora se preocupem em tomar precauções para que a gravidez não ocorra sem o prévio planejamento, sonhar com uma união estável e um futuro bebê para construir uma família feliz, parece ser uma constante nos planos dos jovens casais enamorados. Acontece que nem sempre os sonhos se realizam de acordo com os planos e, quando chega a hora de esperar que a gravidez seja constatada, nada acontece. Aí surge aquela sensação de frustração na qual ter que enfrentar mais um mês de expectativa parece se transformar em uma eternidade.

O que dizem os médicos? - A medicina considera como principais causas da infertilidade feminina os distúrbios hormonais que dificultam a ovulação, a síndrome dos ovários policísticos, a endometriose, ou outros problemas relacionados as trompas uterinas. Quanto à infertilidade masculina, problemas relacionados aos espermatozóides, como a ausência da produção, a diminuição do número, a pouca mobilidade ou a produção de espermatozóides anormais seriam as causas mais comuns. Entretanto, são inúmeras as vezes que os casais não apresentam nenhum desses problemas e mesmo assim a gravidez é tão demorada e aparentemente tão distante da realidade.

O que fazer? - Em primeiro lugar temos que saber se realmente estamos em condições físicas e emocionais para amparar e gerar um novo ser. Nem sempre os problemas são apenas físicos.

Comente agora
05
Nov
Conep quer agilizar aprovação de pesquisas clínicas no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 17:43h

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) vai apresentar ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) nesta quinta-feira as propostas de três resoluções que poderão alterar significativamente a maneira como projetos de pesquisa clínica (que envolvem seres humanos) são avaliados no Brasil. O objetivo é preencher lacunas e dar mais agilidade ao sistema atual, cuja lentidão e burocracia inibem a participação do país em projetos de pesquisas internacionais, além de atrasar o avanço da ciência nacional. Somados todos os trâmites da Conep e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é comum levar mais de um ano para ter um projeto de pesquisa clínica aprovado. Nos Estados Unidos e na Europa, esse prazo é de dois a três meses. "Não tem como ser competitivo dessa forma", diz Marcelo Lima, diretor médico da Amgen, uma das várias empresas do setor farmacêutico que diz que poderia fazer mais pesquisas clínicas no Brasil, não fosse pelo excesso de burocracia. O problema afeta tanto a indústria quanto a academia. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, uma das propostas de maior impacto que deverá ser apresentada ao CNS diz respeito à distribuição de poderes entre a própria Conep e os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) locais, que avaliam os projetos dentro de suas respectivas instituições (há cerca de 700 deles espalhados pelo país, ligados a hospitais, universidades e institutos de pesquisa). No sistema atual, há uma sobreposição de competências, que obriga muitos projetos a serem avaliados duas vezes: uma pelos CEPs (de todas as instituições envolvidas) e outra pela Conep.

Comente agora
05
Nov
Novembro Azul: Médico urologista tira dúvidas sobre o câncer de próstata e enfatiza a importância do exame
Postado por: Samile Macêdo / 16:23h

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Em entrevista a Andaiá FM, Dr. Luciano Peixoto, médico urologista que atende no município de Santo Antônio de Jesus, tirou dúvidas sobre a doença e comentou sobre essa iniciativa. Inicialmente, o médico explica que a medida tomada para conscientizar o público masculino contra o câncer na próstata iniciou no ano de 2012, mas mesmo assim, alguns homens hesitam em procurar atendimento médico a fim de receber os devidos cuidados. “Os homens geralmente procuram a ajuda medicinal, quando já estão com a doença em estágios avançados. Alguns ainda só vão ‘forçados’ por muita insistência da esposa. Por isso criamos através da Sociedade Brasileira de Urologia, juntamente com uma organização não governamental o ‘Lado a lado pela vida’ e em 2012 o 'Novembro Azul'”, relata. Segundo Luciano, o objetivo da criação de um mês voltado para a prevenção da patologia é fundamentalmente alertar a população sobre os riscos e a incidência da doença na região do órgão sexual masculino. “Oriento de antemão para que o público masculino procure de imediato realizar os exames, para que a enfermidade seja detectada precocemente, a fim de dar para os pacientes maiores chances de cura”, explica. Os grupos de risco para o câncer na próstata,conforme o urologista, são os homens que tem histórico da doença na família e indivíduos com idade acima de 50 anos.

Comente agora
05
Nov
SAJ: Cidadã denuncia falta de atendimento na Central de Marcação para a filha com suspeita de Síndrome Down
Postado por: Anacley Souza / 15:42h

Em contato com a Andaiá FM na tarde desta quarta-feira (05), uma cidadã de prenome Jucelia residente em uma localidade rural de Santo Antonio de Jesus relatou que por diversas vezes se encaminha até a Central de Marcação a fim marcar um procedimento médico para a sua filha portadora de síndrome de Down e não consegue. Segundo ela por três vezes somente esta semana se dirigiu a instituição e foi aconselhada por uma atendente a voltar no dia seguinte, “estou pedindo socorro à secretaria de saúde. Se eu tivesse condição faria o exame particular que custa mais de R$ 500 reais. A minha criança está doente e precisa fazer este exame com urgência”, fala a mãe indignada. A cidadã pede providência junto ao órgão competente para que a situação seja resolvida o quanto antes.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Nov
I Simpósio de Urgência e Emergência do Recôncavo da Bahia será realizado em S. A. de Jesus‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:34h

Santo Antonio de Jesus sediará o I Simpósio de Urgência e Emergência do Recôncavo da Bahia, (SUE), que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro/2014 no horário das 8:30 horas as 17:00 horas no Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, tendo como parceiros e organizadores do evento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU 192, alunos e a professora Ana Paula da UFRB. O Superintendente Enfermeiro do SAMU-SAJ, Moacir Figueiredo, salienta que esse Simpósio é de suma importância para a comunidade civil e acadêmica no intuito de desenvolver estratégias direcionadas aos serviços já existentes neste Município, tendo como objetivo propagar o conhecimento e melhorar os atendimentos à nossa população. Participe! (ASCOM/PMSAJ)

Comente agora
05
Nov
Novembro Azul alerta sobre o câncer de próstata
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:58h

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, através da Secretaria de Saúde e suas Unidades Básicas de Saúde espalhadas por todo o Município, promoveu durante o Outubro Rosa diversos atendimentos para o público feminino com campanha preventiva e orientações sobre o câncer de útero e outras doenças. Agora, é a vez dos homens participarem do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. O câncer de próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/tumor na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle, podendo se espalhar a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, causando dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais diagnosticado em homens no mundo. A recomendação é que todos os homens façam exames periódicos para checar a saúde da próstata e verificar um possível diagnóstico de câncer a partir dos 50 anos de idade.( Ascom/PMSAJ)

Um comentário
05
Nov
Anvisa aprova e libera vendas de novo sal sem sódio
Postado por: Anacley Souza / 13:04h

Já pensou em comer todos os alimentos salgados que você gosta sem correr o risco de aumentar a pressão arterial? O que parecia impossível já é realidade no Brasil. A Anvisa acaba de aprovar uma nova categoria de alimento funcional: o salgante. O produto promete substituir o sal de cozinha, salgando as refeições, mas com 0% de sódio. Além das pessoas que sofrem com hipertensão, a redução de sódio também é bastante desejada pelas pessoas que adotam um estilo de vida mais saudável, chamados de fitness. “O sódio, entre outros males, provoca inchaço e retenção de líquidos. Quem se preocupa com a saúde e beleza do corpo quer evitar isso”, diz o sócio diretor da Matrix Health, Nilson Capozzi. A empresa é a primeira a lançar o salgante no Brasil. O Bio Salgante, como foi chamado, promete salgar alimentos com um gosto próximo ao do sal. Durante a fase de testes, a diferença muitas vezes não foi percebida. A única restrição do salgante em relação ao sal comum é que o primeiro não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180ºC. ou seja, deve ser acrescentado aos alimentos já prontos. O Bio Salgante custa R$ 16,90 e já está à venda no site da marca.(IBahia)

Comente agora
05
Nov
Urologista explica como funciona a implantação da prótese peniana e comenta caso de F. de Santana
Postado por: Samile Macêdo / 11:11h

Dr. Luciano Peixoto, médico urologista que atende no município de Santo Antônio de Jesus, foi entrevistado para falar sobre o processo cirúrgico para implantação de uma prótese peniana, aproveitando a oportunidade comentou sobre o caso judicial que envolveu um cidadão residente em Feira de Santana - BA. Sobre os fatores que levam um paciente a fazer uma reposição do órgão genital masculino, Luciano explica que a função sexual faz parte da vida humana e fazer uma cirurgia desse tipo não é supérfluo. “Nós médicos, percebemos o quanto é importante para o homem se manter sexualmente ativo. A operação para retirada do câncer de próstata, prostatectomia radicale, muitas vezes leva à disfunção erétil, visto que deixa lesados os nervos responsáveis pela ereção. Também outras doenças como diabetes, hipertensão não cuidada podem ocasionar a impotência.” O médico concorda com a decisão judicial tomada pela Prefeitura do município de Feira de Santana, onde a Secretaria Municipal de Saúde vai custear a aquisição de uma prótese peniana articulável/ocultável para um indivíduo, residente na cidade e diz que é um direito constitucional e a fim de ter uma saúde plena, o indivíduo precisa ter sua função sexual restabelecida. O especialista conta que o processo cirúrgico é comum atualmente.

Comente agora
05
Nov
TCE aponta irregularidades em gestão da Sesab como contratação de empresas de servidores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:59h

Uma inspeção do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou uma série de irregularidades cometidas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) referente ao ano de 2012, em quem comandava a pasta o agora deputado federal eleito Jorge Solla. De acordo com a 2ª Coordenadoria de Controle Externo do TCE, a Sesab contratou empresas cujo sócios eram funcionários da própria secretaria, o que é proibido por Lei estadual de Licitações. Mesmo aprovado por unanimidade no mês passado pela corte de contas do estado, a inspeção revelou outros problemas em contratação de empresas e médicos terceirizados, número elevado de faltas em plantões e descumprimento de carga horária. Em relação à quantidade elevada de médicos à disposição, o relatório do TCE apontou 702 profissionais, 16,96% do total de 4.416 médicos estatutários da Sesab. O tribunal deu 90 dias para a pasta informar as providências a serem tomadas. Em resposta, a secretaria disse que sanou as distorções e que as irregularidades não existem mais. Informações do A Tarde.

Comente agora
05
Nov
Exposição a agrotóxicos pode causar distúrbios reprodutivos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:39h

Um estudo divulgado pelo portal da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostra que grande parte dos agrotóxicos apresenta capacidade de desregulação do sistema endócrino humano, o que altera os níveis de hormônios sexuais e causa efeitos adversos, principalmente sobre o sistema reprodutor. Câncer de mama e ovário, desregulação de ciclo menstrual, câncer de testículo e próstata, infertilidade, declínio da qualidade seminal e malformação de órgãos reprodutivos são alguns dos exemplos dessas complicações. O estudo foi elaborado por Cleber Cremonese, aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Cremonese sugere a realização de novos estudos para melhor avaliar a população com exposição crônica aos agrotóxicos, seus efeitos sobre a saúde humana e possíveis implicações nas gerações futuras. "É importante que sejam realizadas intervenções a curto, médio e longo prazo para reduzir ou minimizar os prejuízos à saúde das populações sob risco", afirmou. (r7)

Comente agora
05
Nov
TOP 10 das frutas que mais controlam a fome
Postado por: Samile Macêdo / 08:59h

Alguns alimentos são ideais para matar a fome e, ao mesmo tempo, manter uma dieta balanceada. Muitas frutas, por conterem fibras alimentares, exercem efeitos positivos na saciedade. “A fibra alimentar solúvel forma um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, proporcionando essa saciedade”, explica a professora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, Katia Cristina Andrade. Pensando em uma dieta rica em frutas para controlar a fome, a professora sugere 10 frutas que mais são indicadas para saciar.

1) Banana

2) Melão

3) Kiwi

4) Melancia

5) Mexerica

Comente agora
05
Nov
Aos 28 anos, morre jóquei Dalto Duarte
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:32h

A família do jóquei Dalto Duarte, de 28 anos, autorizou os médicos do Hospital Municipal Pedro II, no Rio, nesta terça-feira (4) a desligarem os aparelhos que o mantinham vivo. A informação foi divulgada pelo Jockey Club Brasileiro. O corpo do vencedor do Grande Prêmio Brasil deverá ser liberado para o funeral até a noite de quarta-feira (5).  Dalto teve morte cerebral na madrugada de domingo (2). Ele sofreu um grave acidente de moto na Rodovia Rio-Santos, próximo à Casa da Moeda, em Itaguaí. A mulher dele, a veterinária Renata Abreu, estava na garupa e sofreu fraturas em um dos pulsos, nos pés e na bacia. Segundo o Jockey Club Brasileiro, Dalto "era um dos melhores jóqueis do país". Ele era considerado o segundo profissional mais vitorioso em atividade no turfe carioca, com mais de 1900 vitórias na carreira. Em nota, o Jockey destacou que Dalto era "amigo dos amigos, fiel, leal, correto, honesto, porém, acima de tudo, um homem apaixonado por sua família, Dalto deixará uma lacuna irreparável no coração e na vida de todos que aprenderam a admira-lo nesses 13 anos de carreira".

Comente agora
05
Nov
Ebola: entidade médica vê risco de epidemia no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 07:08h

A Academia Nacional de Medicina divulgou nesta terça-feira, 4, nota em que faz críticas às providências tomadas pelo Ministério da Saúde para controlar a entrada no Brasil de pessoas infectadas pelo vírus ebola. O texto é assinado por quatro médicos, que se manifestam em nome da entidade: José Rodrigues Coura, José Carlos do Valle, Gerson Canedo de Magalhães e Celso Ramos Filho. “O grande risco para o Brasil está nos acessos por terra. No sul, africanos de diferentes países – inclusive aqueles com epidemia de ebola – continuam chegando sem o menor controle. Em Caxias do Sul (RS) existe uma associação específica destinada ao acolhimento social e que providencia empregos para esses imigrantes”, diz o texto. No documento, a Academia Nacional de Medicina sustenta considerar “mais grave ainda” a “entrada dos oriundos do oeste da África, principalmente do Senegal e Nigéria (poucos de Serra Leoa), através de rota por avião Dakar-Madri-Equador, que entram neste país (Equador) sem necessidade de visto”. “Segundo a Polícia Federal brasileira, os imigrantes mais pobres são cooptados por ‘coiotes’, que lhes acenam com possibilidade de emprego no Brasil (Acre).

Comente agora
04
Nov
Número de casos confirmados de chikungunya em Feira salta para 419
Postado por: Samile Macêdo / 20:46h

O número de casos confirmados de chikungunya na cidade de Feira de Santana, localizada a 100 km de Salvador, saltou de 371 para 419, segundo novo balanço divulgado nesta terça-feira (28) pela Secretaria de Saúde do município. O balanço com os casos da Bahia deve sair na quarta-feira (4). Conforme o levantamento, foram notificados 1.175 casos suspeitos da doença, sendo 419 casos confirmados, 67 descartados e 689 em investigação. Os dados correspondem ao período de 29 de março a 3 de novembro. De acordo com a secretaria do município, os casos suspeitos estão concentrados na faixa etária de 35 a 49 anos (30,46%), seguida de 20 a 34 anos (25,61%) e de 50 a 64 anos (16,59%). O sexo feminino predomina com 779 (66,30%) e masculino com 396 (33,70%). Dos 74 bairros onde foram registrados casos da doença em Feira, o bairro George Américo é o que concentra mais notificações, com total de 454 (38,63%), seguido pelo bairro Campo Limpo, com 214 (18,21%), Sítio Novo, com 50 (4,25%), e Cidade Nova, 37 (3,14%). Os pacientes com diagnóstico confirmado não relatam viagem a países com transmissão da doença, sendo considerados casos autóctones (natural da região). Não há registro de morte em decorrência da doença na Bahia. (G1)

Comente agora
04
Nov
Saiba qual a diferença entre os principais tipos de adoçantes
Postado por: Samile Macêdo / 19:27h

Os sete adoçantes mais procurados pelas pessoas são os chamados de aspartame, sacarina,ciclamato, acessulfame-k, sucralose, neotame e eritritol. A seguir você vai aprender um pouquinho mais sobre cada um deles e os benefícios!

ASPARTAME - Seu sabor é o que mais se assemelha ao da sacarose [açúcar comum], se compararmos com os demais edulcorantes [sinônimo de adoçantes]. No entanto, o aspartame tem sido alvo de várias críticas devido a um suposto efeito neurológico, ocasionando acidose metabólica (que ocorre quando o oxigênio não chega aos órgãos e o sangue se torna muito ácido) e lesões oculares. Porém, segundo estudos, a ADA (American Dietetic Association), após revisões científicas, declarou que este edulcorante não é carcinogênico [substância com potencial cancerígeno] e não está associado com desordens neurológicas.

SACARINA - É o edulcorante artificial mais utilizado no mundo desde 1882, principalmente devido ao seu baixo custo. É um produto sintético com alto poder adocicado. Não é calórico e não cariogênico [causador de cárie dentária]. Ele é muito indicado para diabéticos, pois cerca de 80% da sacarina ingerida é absorvida e excretada em 24 horas. Apesar disso, também tem recebido críticas constantes, baseadas em estudos feitos com animais e que teve como resultado a análise de que seria um potencial acusador de câncer. Com isso, foi retirado do mercado americano em 1972 pelo FDA (Food and Drug Administration: órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos).

Comente agora
04
Nov
533 municípios estão em situação de alerta e 117 têm risco de epidemia do vírus da dengue
Postado por: Anacley Souza / 13:56h

Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira (4) indicam que 533 municípios brasileiros estão em situação de alerta para a dengue e 117 correm o risco de registrar uma epidemia da doença. As cidades classificadas como em situação de alerta apresentam larvas do mosquito entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados, enquanto as que se enquadram em situação de risco registram índice superior a 3,9%. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) mostra que dez capitais brasileiras apresentam situação de alerta para a dengue: Belém, no Pará; Porto Velho, em Rondônia; Maceió, em Alagoas; Natal, no Rio Grande do Norte; Recife, em Pernambuco; São Luís, no Maranhão; Aracaju, em Sergipe; Vitória, no Espírito Santo; Cuiabá, em Mato Grosso e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seis capitais - Boa Vista, em Roraima; Manaus, no Amazonas; Palmas, no Tocantins; Rio Branco, no Acre; Fortaleza, no Ceará e Salvador, na Bahia – ainda não apresentaram os resutados do levantamento ao ministério. No Norte, dos 124 municípios que participaram do levantamento, 52 estão em situação de alerta e 17 em situação de risco. O principal problema para a transmissão da doença na região é o lixo nos domicílios, como garrafas, pneus, latas e qualquer outro objeto que possa acumular água de chuva. Já na Região Nordeste do país, o Ministério detectou que o principal problema para a transmissão da doença é o armazenamento incorreto de água. Dos 727 municípios que responderam ao levantamento, 354 estão em situação de alerta e 96 em situação de risco.

Comente agora
04
Nov
Lote de peixe congelado tem interdição da Anvisa por excesso de mercúrio
Postado por: Anacley Souza / 13:46h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente, por 90 dias, o lote J14-0107 do produto posta de peixe congelado – cação, 500g, marca Frescatto, de Duque de Caxias, e com validade até 15/12/2014. De acordo com a reguladora, a interdição foi necessária em razão do resultado insatisfatório na análise de rotulagem e de contaminantes metálicos, onde foi constatado quantidade de mercúrio acima do limite máximo permitido, que é de 1,00 mg/kg, representando risco à saúde do consumidor. A presença de mercúrio acima de certas concentrações no organismo humano causa sintomas neurológicos, como tremores, perda de memória, dificuldades motoras, de audição e visão, que se agravam conforme aumenta o acúmulo do elemento. Os limites máximos de contaminantes inorgânicos em alimentos estão descritos na Resolução da Diretoria Colegiada 42/2013. Procurada para comentar a questão, a Frescatto informou, por meio de nota, que está tomando "todos os procedimentos necessários para a retirada do lote do mercado". Disse, ainda, que consumidores que têm o produto em casa podem entrar em contato com a empresa pelo 0800-333-3131 ou e-mail info@frescatto.com.

Comente agora
04
Nov
Secretaria de Saúde confirma 1ª morte por gripe suína na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:38h

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta terça-feira (4) a primeira morte por contaminação do vírus H1N1, conhecida como gripe suína. A vítima, de 27 anos, morava na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, e foi internada no hospital local no dia 10 de outubro. O paciente, identificado como Juarez Oliveira da Silva, morreu no dia 17 de outubro, mas a confirmação da morte pelo vírus H1N1 ocorreu no dia 28 de outubro. Segundo a 30ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), após dar entrada no Hospital de Guanambi, o jovem foi transferido em estado grave para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, que fica na região, no dia 15 de outubro e morreu dois dias depois do internamento. Ainda de acordo com a 30ª Dires, sediada em Guanambi, o material da vítima foi recolhido para análise em um laboratório de Salvador e o diagnóstico confirmou a contaminação e morte por ação do vírus H1N1 no último dia 28 de outubro. Ainda segundo a 30ª Dires, o jovem pode ter sido contaminado por contato com pessoas envolvidas em obras de grande porte na região, a exemplo da estrada de ferro e do parque eólico. Ele foi sepultado na cidade de Guanambi, onde morava. O jovem trabalhava em uma marmoraria e apresentava sintomas relacionados a problemas respiratórios ligados a exposição ao pó de mármore. Segundo a Sesab, outros dois casos foram registrados na Bahia em 2014. Um dos pacientes veio de São Paulo com o vírus, mas foi tratado e curado no início do ano. Já o outro caso foi registrado em Salvador e o paciente está sendo tratado e evolui para melhora, segundo informações da secretaria.

Comente agora
04
Nov
Trabalhar em horários 'antissociais' faz cérebro envelhecer mais rápido, diz pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:18h

Cientistas britânicos e franceses afirmam que trabalhar nos chamados horários "antissociais" pode deixar o cérebro mais velho antes do tempo. O estudo, realizado pelas universidades de Toulouse (França) e Swansea (País de Gales), afirma que dez anos de jornadas de trabalho instáveis envelhecem o cérebro em mais de seis anos. Segundo a pesquisa, depois que as pessoas pararam de trabalhar em horários alternados, houve recuperação, mas o cérebro demorou cinco anos para voltar ao normal. Os problemas acarretados por trabalhar contra o relógio biológico – que faz com que as pessoas trabalhem de dia e durmam à noite – já eram conhecidos em relação ao câncer de mama e à obesidade. De acordo com os pesquisadores, o cérebro naturalmente perde sua capacidade à medida que envelhecemos. No entanto, trabalhar em turnos antissociais acelera o processo. Na França, três mil pessoas foram submetidas a testes de memória, velocidade de pensamento e capacidade cognitiva. As pessoas que haviam trabalhado mais de dez anos em turnos instáveis obtiveram resultados comparáveis a quem tinha seis anos e meio a mais de idade. "Houve uma perda significativa na função cerebral. É provável que as pessoas cometam mais erros e deslizes ao tentar executar tarefas cognitivas complexas. Talvez 1 em 100 cometa erros com consequências importantes, mas é difícil medir a diferença que isso faz no dia a dia", disse Philip Tucker, que integrou a equipe de pesquisadores em Swansea.

Comente agora
03
Nov
Como comer pão sem engordar
Postado por: Samile Macêdo / 21:56h

Rico em carboidratos, o pão é sempre um dos primeiros itens a serem cortados no inicio de uma dieta emagrecedora. Mas, este alimento já faz parte da rotina dos brasileiros e, por isso, não é uma tarefa fácil deixar de consumi-lo. De acordo com a nutricionista Mariana Froes, a melhor saída não é cortar o pão do cardápio, mas, sim, substituir a versão tradicional por outras mais saudáveis. Confira a entrevista completa!

1 - Qual o melhor pão de fôrma para a dieta: o pão light ou o integral?

Sempre, sem sombra de dúvidas, a melhor opção é o pão integral. As fibras presentes neste produto vão ajudar na saúde intestinal, o que é fundamental para perda de peso. O pão branco pode elevar mais rapidamente o nível de açúcar no sangue. Como a queda da glicose acontece na mesma velocidade, a fome chega mais cedo do que o normal. Isso tudo graças ao excesso de insulina que o corpo acaba liberando com a ingestão de farinha branca. É importante lembrar que a insulina também aumenta a quantidade de gordura do corpo.

2 - Em relação aos pães com grãos, qual a melhor escolha?

Comente agora
03
Nov
Top 10 dos alimentos os mais eficazes contra o câncer
Postado por: Samile Macêdo / 20:05h

O câncer é uma das doenças que encabeçam a lista de maior índice de mortalidade no mundo. No entanto, esta doença não é necessariamente uma fatalidade, pois seguindo um regime alimentar são e um mínimo de exercícios, os médicos afirmam que cada um pode reduzir suas chances de contrair esta doença. Nós vamos assim lhe revelar o TOP 10 dos alimentos mais eficazes contra o câncer. Embora a mais sã das alimentações não garanta em nada o fato de não contrair um câncer, ela terá pelo menos o mérito de lhe colocar em boa forma. Isto já a justifica, seu corpo agradecerá!

Framboesa - Além de serem pequenas bombas de vitaminas, as framboesas contém numerosos polifenóis de efeitos anticancerígenos. Entre estes últimos, o ácido elágico é o mais provável para impedir o desenvolvimento de um tumor.

Chá verde - Estes últimos anos de pesquisas demonstraram as virtudes do chá verde na prevenção do câncer, e em particular para aqueles do estômago, vesícula, seio e próstata. E preciso dizer que os taninos presentes no chá verde acalmam o estômago e tem um efeito bacteriano muito forte.

Comente agora
03
Nov
Exame de sangue poderá diagnosticar câncer no futuro
Postado por: Samile Macêdo / 19:25h

Cientistas identificaram mais de 800 marcadores no sangue de pacientes com câncer que podem ajudar a criar um único exame para a detecção precoce de muitos tipos de tumor no futuro, de acordo com uma pesquisa apresentada pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer (NCRI), órgão do Reino Unido e um dos principais do mundo. A divulgação da pesquisa foi realizada durante a Conferência de Câncer da NCRI, em Liverpool. Esta é a primeira vez que marcadores sanguíneos específicos do câncer foram completamente revisados e identificados para o posterior uso clínico. O estudo analisou 19 mil artigos científicos para encontrar os mais de 800 marcadores. O objetivo principal é desenvolver um teste de rastreamento de uma única amostra de sangue para vários tipos de tumor. No Brasil, segundo especialistas, um dos grandes empecilhos na redução da taxa de mortalidade de câncer é o diagnóstico tardio da doença.

Comente agora
03
Nov
Nova vacina contra a dengue reduz em 95% os casos graves da doença
Postado por: Anacley Souza / 17:23h

A nova vacina contra a dengue, que já passou por todas as fases de estudos e testes, mostrou redução de 95,5% das formas graves da doença, inclusive a do tipo hemorrágica, na etapa de testes no Brasil e na América Latina. Até a primeira semana de outubro pelo menos 377 pessoas morreram em decorrência da dengue no país. A vacina, desenvolvida pelo Laboratório Sanofi Pasteur, é a primeira contra a dengue concluída no mundo. O produto demonstrou proteção de 60,8% contra os quatro tipos da doença. Ou seja: a cada 100 pessoas imunizadas, 60,8 não contraem a doença; e entre as que contraem, 95,5 em cada grupo de 100 não terão as formas graves da dengue. “Isso significa que praticamente não vamos mais ter casos graves da doença”, avaliou Sheila Homsani, gerente médica da Divisão de Vacinas do laboratório, ressaltando que a imunização também vai reduzir as internações decorrentes da dengue. Segundo Sheila, os testes demonstraram que a vacina tem níveis de segurança comparáveis aos dos placebos dados aos pacientes. “É uma vacina segura”, enfatizou. A imunização deve ser aplicada em três doses, com intervalos de seis meses. O laboratório deve entrar com pedido de avaliação da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no primeiro trimestre de 2015, e a expectativa é que até o final do ano que vem ela esteja registrada no Brasil para ser vendida e até usada pela rede pública. (Agência Brasil)

Comente agora
03
Nov
Anvisa suspende medicamento e interdita saneante e cosmético
Postado por: Anacley Souza / 15:19h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira, 3, a suspensão da distribuição, comercialização e do uso do lote AIIM/16 do medicamento Torisel 25 mg/ml (Tensirolimo) que contém diluente do lote AHZW/1N. A empresa fabricante, Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda, comunicou o recolhimento voluntário do lote após receber queixas relatando a presença de cristais no diluente do medicamento citado. O lote tem validade até junho de 2016. Também foi determinada a suspensão dos lotes 924040 e 924423 do medicamento Yervoy (Ipilimumabe) 200 mg/40 ml, solução injetável, fabricado pela Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A. O fabricante comunicou recolhimento voluntário dos lotes, como medida de precaução, após receber reclamações referentes a rachaduras em frascos do lote citado. De acordo com a Anvisa, as rachaduras podem comprometer a esterilidade do produto e provocar a introdução de pequenas partículas de vidro no interior do frasco. A agência interditou cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote 002 do saneante Desinfetante para uso geral - Eucalipto, marca Candura, 2l, fabricado pela Iplasa Indústria e Comércio de Produtos Domissanitários. O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de teor de tensoativo catiônico e determinação de pH. Também foi determinada a interdição cautelar do lote 1574 do cosmético Hygipart Gel Antisséptico (Gel Alcoólico Antisséptico), frasco de 600 mL/440g. O lote foi fabricado pela empresa Kelldrin Industrial Ltda em janeiro deste ano e tem validade até janeiro de 2016. Segundo a Anvisa, a medida foi tomada porque foi insatisfatório o resultado do ensaio de teor de álcool etílico. (Agência Brasil)

Comente agora
03
Nov
Conheça os sinais que seus olhos podem te dar sobre doenças
Postado por: Anacley Souza / 14:02h

Quando não estamos bem, nosso corpo todo transparece, mas os olhos são um dos primeiros órgãos que podem te ajudar a prestar atenção na sua saúde. Ao olhar no espelho, alguns sinais podem evidenciar possíveis doenças, segundo oftalmologistas entrevistados pelo site da revista Glamour norte-americana. Manchas nos olhos, por exemplo, podem ser sinais de retinite, uma condição mais comum em homens, mas também encontrada em mulheres. Essas manchas podem ser causadas por stress, por isso o ideal é sempre uma consulta no oftalmologista. A pressão alta também pode ser detectada em um exame, se o médico observar suas veias e nervos ópticos. Veias estouradas nos olhos também devem ser consideradas um sinal de alerta. Isso porque a diabetes é uma das doenças capazes de comprometer a visão Se seus olhos estão muito secos e irritados e você tem dificuldade para focalizar certos objetos, o melhor é ficar atento. Os sintomas podem ser originados por uma síndrome comum entre pessoas que usam o computador por muitas horas. (Portal Terra)

Comente agora
03
Nov
Três novos medicamentos genéricos são aprovados pela Anvisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:45h

O registro de três novos genéricos foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (3). De acordo coma Agência Brasil, as substâncias dos medicamentos ainda não têm concorrentes no mercado. "Isso significa que os pacientes e médicos poderão ter novas opções de tratamento a um custo mais acessível. Afinal, os genéricos chegam ao mercado com um preço pelo menos 35% menor que o preço de tabela dos produtos de referência", afirmou a agência reguladora. Segundo a Anvisa, um dos produtos é o genérico da substância temozolomida, utilizada no tratamento de tumores e que apresenta efeitos logo nas primeiras doses. A indicação é para o tratamento de tumores cerebrais combinado com radioterapia ou em caso de reincidência ou progressão após o tratamento padrão. A temozolomida também é indicada no tratamento de pacientes com melanoma maligno. A cópia da substância ertapeném sódico também foi aprovada pela agência.

Comente agora
03
Nov
Exame de toque ainda é tabu para brasileiros que resistem ao exame de próstata
Postado por: Letícia Oliveira / 12:51h

O câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo masculino, perdendo, apenas, para o câncer de pele não-melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. O SBU promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal. A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Comente agora
03
Nov
Médicos britânicos querem indicação de calorias em bebidas alcoólicas
Postado por: Samile Macêdo / 09:53h

Médicos britânicos afirmam que bebidas alcoólicas vendidas no país deveriam ter uma indicação das calorias que contêm para reduzir a obesidade na Grã-Bretanha. Os membros da Sociedade Real para Saúde Pública alertam que um copo grande de vinho pode conter cerca de 200 calorias, o mesmo de uma rosquinha doce recheada. A secretária britânica de Saúde Pública, Jane Ellison, afirmou que já foram alcançados "grandes avanços" na colocação das calorias em rótulos de alimentos e o governo também vai analisar a questão das bebidas alcoólicas. "É muito positivo ver que as pessoas querem mais informações que as ajudem a levar uma vida mais saudável. Fizemos grandes avanços nos rótulos de alimentos e os clientes agora podem ver as calorias que estão consumindo em muitos produtos. Já é possível para os produtores e revendedores de bebida alcoólica mostrarem o conteúdo calórico em seus rótulos, mas nós vamos continuar a analisar o que mais pode ser feito para ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis", acrescentou. A indústria de bebidas alcoólicas afirmou que está aberta à ideia de indicar as calorias nos rótulos, mas acrescentou que acredita ser mais importante indicar o teor alcoólico. A Grã-Bretanha é apontada como um dos países com maior número de obesos do mundo. Cerca de um quarto da população adulta britânica está classificada como obesa.

Comente agora
03
Nov
Afta atinge 25% da população e pode ser sinal de doenças
Postado por: Letícia Oliveira / 08:29h

Se você é uma dessas pessoas que sempre estão sofrendo com as aftas, cuidado! Seu organismo pode estar tentando te avisar que algo não vai bem. Ao contrário do que muitos acreditam, as aftas não são causadas pelo vírus que provoca o herpes labial. As feridinhas que surgem na boca- mais especificamente na gengiva, mucosa e embaixo da língua - provocando dor e incômodo podem ter causas diversas, mas, geralmente, aparecem todas as vezes que o sistema imunológico fica fragilizado ou quando as doenças do chamado aparelho digestório (antigo aparelho digestivo) causam refluxo e um excesso de acidez, embora essas situações sejam mais raras. A literatura especializada afirma que ¼ da população mundial já sofreu com o problema em algum momento da vida. Para o professor da Universidade Federal da Bahia e um dos maiores nomes em estomatologia, o cirurgião-dentista Antônio Fernando Falcão, o problema é mais comum nas crianças e nos idosos. “Os muito jovens ainda não estão com as defesas maduras e os mais velhos apresentam fragilidades no sistema imunológico”, explica. De tão importante, o assunto foi tratado em um dos módulos da décima sétima edição do Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, realizado no final de semana, no Centro de Convenções, na Boca do Rio.

Comente agora
02
Nov
OMS: tuberculose fez 1,5 milhão de vítimas em 2013
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:29h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou relatório em que revela que a tuberculose fez 1,5 milhão de vítimas entre 9 milhões de pessoas que contraíram a doença em 2013. Os números que constam no relatório anual sobre a tuberculose superam as expectativas iniciais. Entre as vítimas, 360 mil eram doentes infectados com o vírus HIV. A estimativa inicial era 8,6 milhões de casos e, segundo o diretor do programa da OMS de combate à tuberculose, Mario Raviglione, o aumento deve-se "aos investimentos nos sistemas de monitoração e vigilância (...) que proporcionam mais e melhores dados". Ele informou que a tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais mata, situando-se perto do HIV. No entanto, a taxa de mortalidade de tuberculose diminuiu 45% desde 1990, e o número de novas infecções diminuiu para 1,5% por ano, com 37 milhões de vidas salvas desde 2000, devido a diagnósticos feitos a tempo útil e aos tratamentos oferecidos. Com informações do Ig Saúde.

Comente agora
02
Nov
Entenda as causas e como evitar uma hérnia de disco
Postado por: Samile Macêdo / 21:10h

A hérnia de disco lombar é uma doença bastante frequente e pode causar dores muito severas, que muitas vezes, levam o paciente a procurar um Pronto Socorro. Mas você sabe o que vem a ser a hérnia de disco? A coluna vertebral é composta por vértebras, pelo interior das quais há um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras da coluna estão os discos intervertebrais, que são estruturas em forma de anel com a função de amenizar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto. Com o tempo, esses discos sofrem desgaste, facilitando a formação de hérnias de disco, que é quando um disco sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que passam pela coluna. A região lombar é uma das mais expostas ao movimento e suporta muita carga, por isso a hérnia de disco lombar é tão comum.

Existem diversas causas para a hérnia de disco lombar
Predisposição genética é um dos principais fatores que causam o aparecimento deste problema. Por isso, se na sua família alguém já teve hérnia de disco lombar, fique atento. O envelhecimento, pouca atividade física e tabagismo também contribuem para o aparecimento de hérnias de disco lombar. Carregar ou levantar muito peso também comprometem a integridade dos músculos que sustentam a coluna e podem estar entre as causas da doença.

Comente agora
02
Nov
Secretaria da Saúde realiza mutirão do 'teste do olhinho' amanhã (03)
Postado por: Samile Macêdo / 19:47h

Para detectar doenças visuais em fase inicial, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove nesta segunda-feira (03), das 08 às 16 horas, um mutirão do Teste do Olhinho para crianças de 0 a 3 meses, no Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana (ADAB), localizado na Avenida Dom João VI, 275, em Brotas, ao lado do Hospital Evangélico. Para realizar o procedimento, é necessário que o responsável esteja portando a carteira de saúde da criança, bem como, o cartão SUS da mãe. O exame, apontado por oftalmopediatras como uma técnica simples e rápida, permite o diagnóstico precoce de catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares grandes, inflamações ou hemorragias intravítreas em recém-nascidos antes mesmo que eles recebam alta da maternidade. O mutirão faz parte das ações da 2ª Semana do Bebê Soteropolitano que acontece entre os dias 03 e 08 de novembro nas unidades de saúde da rede municipal com ações educativas e com rodas de conversa nas salas espera sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, prevenção de acidentes domésticos e cuidados básicos, além da intensificação do trabalho de sensibilização das gestantes sobre a importância da coleta do teste do pezinho até o sétimo dia de vida do recém nascido. No dia 06 de novembro, a SMS voltará a promover um mutirão de testes do olhinho, desta vez na Maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras. A mobilização conta com o apoio do Instituto de Perinatologia da Bahia (IPARBA). (Aratu Online)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com