As comentadas

Bom dia , Quarta-feira, 17/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

07
Jun
Crianças com excesso de peso têm menos coordenação
Postado por: Letícia Oliveira / 15:53h
O excesso de peso na infância pode deixar a criança um pouco desajeitada. Pesquisadores explicam que a falta de coordenação não é causada apenas pelo peso extra que torna os movimentos mais difíceis, mas sim porque a gordura interrompe os sinais cerebrais que controlam os músculos. As informações são do Daily Mail. Segundo os especialistas, o problema pode desestimular os jovens obesos a praticarem exercícios físicos, o que agravaria ainda mais a situação. Cientistas da Universidade de Dublin compararam a coordenação motora de 60 crianças obesas e com peso normal com idades entre 6 e 12 anos. Os resultados mostraram que o desempenho das crianças acima do peso foi 9,5% pior que as demais. David Gaul, um dos envolvidos no estudo, acredita que os problemas são causados porque o cérebro luta para processar a informação, o que acontece devido a alterações hormonais desencadeadas pela obesidade.
Comente agora
07
Jun
Maconha pode diminuir fertilidade masculina
Postado por: Letícia Oliveira / 10:44h

O estudo das Universidades de Sheffield e Manchester, ambas na Inglaterra, analisou os efeitos do estilo de vida sobre o esperma e desmentiu as teorias de que consumo de álcool, tabagismo, obesidade e roupa íntima apertada afetariam a possibilidade de ter filhos. Os dados são do jornal Daily Mail.  Mas, de acordo com o estudo, o uso excessivo da maconha pode, sim, reduzir a fertilidade masculina. Acredita-se que os homens mais jovens são mais afetados pelos produtos químicos da droga simplesmente porque são mais propensos a usar maiores quantidades dela. Outra informação é que a abstenção da atividade sexual por mais de seis dias melhorou a qualidade do esperma.

Um comentário
07
Jun
Mulher pode abortar e não saber; veja 11 mitos e verdades
Postado por: Letícia Oliveira / 09:10h

No início da semana, a apresentadora Giuliana Rancic anunciou que a barriga de aluguel que contratou com o marido, Bill Rancic, sofreu um aborto espontâneo com apenas nove semanas de gravidez. A própria Giuliana já havia perdido um bebê em 2010, antes de ser diagnosticada com câncer de mama e recorrer à barriga de aluguel pela primeira vez, para dar à luz o primeiro filho, que nasceu em 2012. Para derrubar mitos sobre os abortos naturais, o site Health conversou com especialistas e listou 11 fatos sobre o assunto. "Como é uma situação comum, as mulheres precisam estar cientes de que pode acontecer com elas", disse a média Teresa Berg, diretora do Maternal_Fetal Center na University of Nebraska, à publicação. "E só porque você já sofreu um, não significa que não vá acontecer de novo", completou. Veja a seguir:

Abortos acontecem frequentemente: A estatística mais comumente citada é de que 15% das gravidezes terminam em aborto espontâneo, que também é chamado de "aborto natural", "perda de gravidez" e "interrupção precore da gravidez". Mas os testes disponíveis atualmente, que são extra-sensíveis, indicam que o número pode chegar a 30%.

Comente agora
06
Jun
Fazer jejum de 8 dias por ano renova o sistema imunológico
Postado por: Letícia Oliveira / 18:01h

A última moda em dietas agora foi comprovada por pesquisa que pode trazer benefícios à saúde. Um estudo feito por profissionais da Universidade da Califórnia descobriu que jejum por dois dias ou mais pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, especialmente se ele estiver abalado por, por exemplo, um tratamento contra o câncer. O motivo seria o incentivo ao corpo para substituir as células velhas e fracas, informaram os especialistas. As informações são do Daily Mail. Valter Longo, especialista em longevidade da Universidade do Sul da Califórnia, disse que “quando você sente muita fome, o sistema tenta economizar energia, e uma das coisas que pode fazer para poupá-la é reciclar muitas das células do sistema imunológico que não são necessárias , especialmente aquelas já danificadas”. A equipe concluiu que jejuar por dois ou quatro dias a cada seis meses obriga o organismo a eliminar tanto a gordura, como as células velhas. "O corpo, em seguida, envia um sinal para regenerar e reconstruir todo o sistema celular", acrescentou o especialista. No caso de pacientes que passaram por quimioterapia, o jejum pode gerar, literalmente, um novo sistema imunológico, afirmou Longo.

Comente agora
06
Jun
Salvador: Mais de 170 mil não estão vacinados; campanha contra gripe vai até as 17
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:40h

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (6), às 17h, nos postos de saúde de Salvador. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Município, pelo menos 173 mil pessoas ainda estão desprotegidas contra a doença na capital baiana. Ainda de acordo com o órgão, a vacina ainda está disponível para idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade. A campanha que teve início no dia 22 de abril já imunizou mais de de 444 mil pessoas, número que corresponde a 72% dos mais de 617 mil indivíduos que compõem o público alvo no município. Segundo a Secretaria, a imunidade oferecida pela vacina da gripe aparece no indivíduo entre 10 a 15 dias após a sua aplicação e garante proteção em um período de um ano. (G1)

Comente agora
06
Jun
SUS marca exame para paciente morta por câncer depois de três anos do pedido
Postado por: Anacley Souza / 12:59h

Em 2011, uma senhora com suspeita de câncer tentou marcar um exame via Sistema Único de Saúde (SUS), em Fortaleza, como prova de detectar a doença. Três anos depois, a data do exame foi confirmada. O procedimento ficou estabelecido para o próximo dia 9 de junho. O problema é que a paciente, Maria de Fátima dos Santos da Silva, morreu em 2012, devido às complicações da doença, dois anos depois do agendamento do exame. Informações do UOL.

Comente agora
06
Jun
Exposição a sujeira, germes e pelos pode proteger bebês contra alergia e asma
Postado por: Anacley Souza / 11:19h

Recém-nascidos expostos a pelos de animais de estimação e ratos, fezes de baratas e uma variedade de bactérias domésticas no primeiro ano de vida podem estar mais protegidos contra alergias, chiado no peito e asma aos 3 anos de idade. A revelação é de um estudo publicado nesta sexta-feira no periódico Journal of Allergy and Clinical Immunology. A pesquisa confirma dados anteriores de que crianças que moram em centros urbanos são mais propensas à asma e à alergia do que aquelas de zonas rurais, mas traz uma revelação: os pequenos cercados por alérgenos e bactérias antes do primeiro ano de vida estão mais protegidos contra essas condições do que suscetíveis a elas. Segundo os autores do estudo, a descoberta pode ajudar a criar estratégias para prevenir asma e alergia. "Nosso estudo mostra que o timing de exposição inicial (aos alérgenos) pode ser crucial", afirma Robert Wood, autor do estudo e chefe da Divisão de Alergia e Imunologia do Johns Hopkins Children’s Center. "Isso nos diz que não apenas muitas das nossas respostas imunológicas são formadas no primeiro ano de vida, mas também que certas bactérias e alérgenos desempenham um papel importante em estimular e treinar o sistema imune." O estudo foi feito com 467 recém-nascidos americanos, acompanhados por três anos.

Comente agora
06
Jun
Maconha pode diminuir fertilidade masculina, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 09:57h

ista de malefícios da maconha ganhou mais um item: pode diminuir a fertilidade masculina. O estudo das Universidades de Sheffield e Manchester, ambas na Inglaterra, analisou os efeitos do estilo de vida sobre o esperma e desmentiu as teorias de que consumo de álcool, tabagismo, obesidade e roupa íntima apertada afetariam a possibilidade de ter filhos. Os dados são do jornal Daily Mail. Os cientistas analisaram dados de 2.249 homens que frequentam clínicas de fertilidade no Reino Unido e comparou a história médica e hábitos pessoais de participantes com menos de 4% do esperma normal e de outros cujo esperma era de melhor qualidade. Constatou-se que os do primeiro grupo tinham quase duas vezes mais chances de ter usado maconha nos três meses antes de fornecer a amostra, se tivessem menos de 30 anos, e de terem produzido a amostra nos meses de verão. Acredita-se que os homens mais jovens são mais afetados pelos produtos químicos da droga simplesmente porque são mais propensos a usar maiores quantidades dela. “Não esperávamos a influência do verão”, disse um dos líderes da pesquisa, o médico Allan Pacey. “Mas pode ser um efeito da luz solar. O comprimento do dia afeta nossos hormônios e a vitamina D em todos os tipos de formas.” Outra curiosidade do estudo é que a abstenção da atividade sexual por mais de seis dias melhorou a qualidade do esperma. (Revista Nossa Saúde)

Comente agora
06
Jun
Teste do pezinho é feito em 82% dos recém nascidos baianos, diz Apae
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:10h

A cobertura do Teste do Pezinho na Bahia alcançou, em 2013, a marca de 82,08% das crianças nascidas no estado. A informação é da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae Salvador), órgão responsável pelo teste nos 417 municípios baianos. Para comemorar os resultados, a Apae realizará uma ação às 10h desta sexta-feira (6), Dia Nacional do Teste do Pezinho, com pacientes que serão atendidos no ambulatório da entidade. De acordo com a Apae, em 22 anos a entidade já realizou a triagem em 2,7 milhões de recém-nascidos em todo o estado, dos quais 4.570 foram diagnosticados e recebem atendimentos da instituição. Segundo a gerente do Centro de Diagnóstico e Pesquisas da Apae Salvador, Inês Fontes, o objetivo é aumentar ainda mais o número de recém nascidos que fazem o teste. “O ideal que perseguimos é a ampliação do acesso à triagem e a conscientização das famílias sobre a importância da prevenção”, explica.

Comente agora
06
Jun
Anvisa divulga notas de restaurantes e outros locais de alimentação em 26 cidades do Brasil
Postado por: Anacley Souza / 07:32h

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgaram nesta quinta-feira, 05, o resultado de um estudo que categorizou os serviços de alimentação oferecidos por 2.075 estabelecimentos distribuídos por 26 cidades em todo o Brasil. Entre os municípios avaliados, 11 vão receber jogos da Copa do Mundo. Dos estabelecimentos categorizados, 38% obtiveram o selo A, que representa o padrão sanitário ideal; 41% ficaram na categoria B e 15% na C. Outros 6% foram avaliados como pendentes. Com relação aos serviços de alimentação nos aeroportos, 53% alcançaram a nota A; outros 39% ficaram com o selo B e 6% na C. Apenas 2% dos estabelecimentos não apresentaram condições sanitárias mínimas e foram classificados como pendentes. Somente os estabelecimentos das categorias A, B e C receberão o selo, que tem validade até agosto deste ano, e será afixado pela Anvisa na entrada do local. Os comércios classificados como pendentes terão um prazo para se adequar às normas da vigilância. Caso não corrijam as falhas podem sofrer sanções, que vão desde multa até a interdição, em casos mais extremos. A distribuição dos selos já começou a ser feita pela Anvisa. Os estabelecimentos do Distrito Federal serão os primeiros a receber a distinção. O processo de categorização se dividiu em três etapas: auto avaliação, primeiro e segundo ciclo.

Comente agora
06
Jun
Estudo: 14% dos adultos com até 39 anos têm memória falha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:02h

Um em cada sete adultos, com idade entre 18 e 39 anos, sofre problemas de memória, de acordo com pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. A tecnologia, segundo especialistas, pode ter papel importante na dificuldade do grupo de lembrar fatos passados. O estudo avaliou o estilo de vida de mais de 18 mil norte-americanos com idades entre 18 e 99 anos. As informações são do Daily Mail. Os voluntários acima dos 60 anos demonstraram mais problema de memória, mas os pesquisadores ficaram impressionados mesmo foi com o alto nível constatado entre os mais jovens. Depressão, baixo grau de educação, falta de exercícios e hipertensão foram fatores contribuintes e, quanto mais presentes, pior era a memória do voluntário. No caso dos jovens, o estresse deve ser o principal causador do problema. Além disso, o uso de aparelhos tecnológicos, como um computador e telefone celular também pode diminuir a atenção e tornar mais difícil a lembrança. Segundo os pesquisadores, embora lapsos de memória todos os dias não necessariamente levem à demência, os problemas para se lembrar de momentos já ocorridos ficam cada vez mais graves. Cultivar hábitos saudáveis e se manter em constante aprendizagem podem ajudar a fortalecer a área do cérebro responsável pela memória e até evitar Alzheimer.

Comente agora
05
Jun
Lei dos 60 dias passa a valer a partir do exame de diagnóstico de câncer
Postado por: Letícia Oliveira / 17:55h

O Ministério da Saúde publicou esta semana portaria que resolve impasse trazido pela Lei dos 60 Dias (12.732/12), que dá ao paciente de câncer o direito de ser tratado em até 60 dias após o diagnóstico da doença. Com a nova publicação, o que vale é a data do diagnóstico da doença no exame (laudo patológico). Pela regulamentação anterior, o prazo começava a valer apenas a partir da inclusão do diagnóstico no prontuário eletrônico, o que só acontece na primeira consulta depois que o resultado dos exames ficam prontos. Para a mastologista e presidente voluntária da FederaçãoBrasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Maira Caleffi,  a lei perdia o efeito com a antiga regulamentação, já que o prazo de 60 dias só começava a contar depois que o paciente conseguisse a consulta com o médico especialista, o que poderia levar meses para acontecer. “A lei já trazia essa nova determinação, mas veio a regulamentação e trouxe uma variável, com isso ficava mais difícil ter a contagem dos 60 dias”, explicou.

Comente agora
05
Jun
Tomar café da manhã queima 442 calorias a mais durante o dia
Postado por: Letícia Oliveira / 17:53h

As pessoas que tomam café da manhã queimam mais calorias e têm o nível de açúcar no sangue mais controlado do que aquelas que ficam muito tempo em jejum depois de acordar. Foi o que concluiu um estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido. As informações são do site inglês Daily Mail. Os estudiosos analisaram  pessoas com idade entre 21 e 60 anos por seis semanas e os dividiram entre aquelas que só podiam se alimentar depois do meio-dia e ficavam muito tempo em jejum e aquelas que deviam comer até 700 calorias antes das 11h, sendo metade delas, no máximo, duas horas depois de levantar da cama. Aqueles que tomaram café da manhã não abusaram dos lanchinhos no meio da manhã e ainda tiveram o metabolismo aumentado. Além disso, gastaram mais energia - cerca de 442 calorias a mais - durante o exercício físico do que aquelas que ficaram em jejum e apresentaram níveis de açúcar mais baixos no sangue. "A maioria das pessoas pensa que estas calorias são queimadas porque, depois do café, as pessoas não tomam lanches e também têm o metabolismo acelerado, mas na verdade é porque elas se sentem com mais energia e tendem a ser mais ativas, queimando mais calorias", explica o responsável pela pesquisa Dr. James Betts.

Comente agora
05
Jun
Cientistas criam espermatozoide robô que pode fazer mais do que fertilizar óvulos
Postado por: Anacley Souza / 09:23h

Segundo informações da BBC, uma equipe de engenheiros da Universidade de Twente, na Holanda, divulgou a invenção de um espermatozoide robótico que pode ser controlado por ímãs. Feito de polímero (macromoléculas) revestido com metal, o MagnetoSperm move a cauda para nadar rumo a seu objetivo e, de acordo com os cientistas, os espermatozoides robóticos serão úteis para levar medicamentos a alvos bem específicos e também ajudarão em novos métodos de fertilização in vitro. O formato do "espermatozoide-robô" imita a figura de um esperma de verdade, porém ele é cerca de seis vezes mais longo do que os reais. A camada de metal aplicada na cabeça permite que os cientistas controlem estes nanobots com um campo magnético. O MagnetoSperm é completamente artificial e feito em laboratório. O próximo passo, segundo os estudiosos, é aprimorá-lo para deixá-lo menor e mais rápido Esta não é a primeira criação de um esperma robótico. Há cerca de seis meses, pesquisadores alemães criaram um esperma ciborgue, que era uma célula de verdade, revestida de metal para ser guiada com ímãs.

Comente agora
05
Jun
Imunoterapia traz esperança para tratamento de câncer agressivo
Postado por: Anacley Souza / 08:58h

Resultados de estudos clínicos confirmam que a imunoterapia, classificada de Avanço do Ano pela revista Science, em 2013, pode fazer com que pacientes em estágio avançado de câncer sobrevivam por mais tempo do que se esperava – em alguns casos, até mesmo erradicando a doença. As descobertas foram divulgadas na Conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, nos Estados Unidos, que termina nesta terça-feira. A terapia foi usada no tratamento de melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, e de câncer de colo de útero, com resultados “animadores e impressionantes”, de acordo com os cientistas. O objetivo da técnica é curar a doença pela estimulação do sistema imunológico do paciente. Conhecida há cerca de cinquenta anos, ela só começou a apresentar resultados satisfatórios há pouco tempo, quando os cientistas ganharam mais conhecimento sobre o funcionamento do sistema imunológico e a terapia voltou a chamar a atenção.

Comente agora
04
Jun
Casos de Aids entre jovens gays é 'preocupante', diz ministro da Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:42h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta quarta-feira (4) que o avanço da Aids entre jovens gays é “extremamente preocupante”. "Temos uma tendência de estabilização e leve diminuição do coeficiente de incidência da Aids de maneira geral [na população brasileira]. Mas é extremamente preocupante o aumento de casos entre jovens gays e homens que fazem sexo com homens nos últimos dez anos, onde observamos uma tendência de crescimento", disse Chioro durante fala na Câmara dos Deputados. O governo tem recebido críticas pela diminuição de políticas voltadas à promoção da saúde desse grupo específico nos últimos anos. Em 2012, segundo o G1, o Ministério da Saúde mudou o foco de uma campanha de prevenção à doença. Inicialmente voltada para jovens gays, a publicidade foi alterada para público genérico. (BN)

Comente agora
04
Jun
Nova técnica dá esperança a pacientes com lesão na medula
Postado por: Letícia Oliveira / 17:45h
“Uma condição crônica, irreversível, incurável”. Era assim que o neurologista Acary Bulle, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explicava aos alunos do curso de medicina a situação dos pacientes com lesão na medula espinhal. Agora, a descrição da doença começa a mudar. Um novo método cirúrgico está ajudando pacientes com paraplegia ou tetraplegia a recuperar movimentos e funções perdidos pelo trauma medular. Feita por laparoscopia e implantação de neuroestimuladores, a técnica aplicada desde 2012 por uma equipe multidisciplinar do Hospital São Paulo, da Unifesp, beneficiou quatro pacientes no processo de reabilitação. A cirurgia consiste em implantar um neuroestimulador na região abdominal que vai se ligar, por meio de eletrodos, aos nervos femorais, que controlam o músculo quadríceps da coxa; aos nervos ciáticos, que controlam os pés e o quadril, e ao nervo pudendo, responsável pelo controle da urina e das fezes. O ginecologista Nucelio Lemos, que trouxe a técnica para o Brasil, explica que a neuroestimulação dos nervos existe desde a década de 1980. A novidade é o local de implante dos eletrodos. “Em vez de colocá-los na coluna, implantamos os eletrodos após a formação dos nervos, possibilitando respostas mais específicas aos estímulos elétricos”.
Comente agora
04
Jun
Cem orgasmos por ano ajudam na proteção da saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 16:46h

o que seja necessário algum motivo para fazer sexo, mas a medicina traz vários. Pesquisas de diferentes universidades mostram que a prática sexual regular contribui para uma vida mais saudável. “O ato sexual pode melhor a qualidade de vida e a saúde do casal”, resume o ginecologista José Maria Soares Júnior, do Instituto da Mulher, ligado ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Não precisa ser um atleta na cama, mas em alguns casos os benefícios são maiores para quem mantém relações sexuais mais frequentemente. Um estudo da Universidade de Bristol (Inglaterra) que monitorou mil homens durante 20 anos indicou que mortes repentinas por problemas de coração eram duas vezes mais comuns entre os participantes que disseram ter atividade sexual apenas baixa ou moderada. A frequência também influencia um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens, o de próstata. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, feita com 30 mil pessoas, mostrou que ejacular de 13 a 20 vezes por mês diminui em até 14% a incidência da doença, e ter mais de 21 ejaculações por mês leva a uma diminuição de até 33%. Nem sempre os estudos conseguem estabelecer uma relação precisa entre causa e efeito: quem faz mais sexo tem melhor saúde ou quem tem melhor saúde faz mais sexo? Mas é fato que um rala-e-rola bem feito libera substâncias que podem beneficiar o organismo. Por exemplo: a liberação do hormônio oxitocina que ocorre durante o sexo também ajuda na prevenção do câncer mais comum entre as mulheres: o de mama.

Comente agora
04
Jun
Itabuna vacina contra gripe até dia 6/6
Postado por: Letícia Oliveira / 15:42h

A Secretaria Municipal da Saúde em Itabuna disponibiliza até sexta-feira (6/6), nas unidades de saúde, a vacina contra gripe, cuja campanha nacional começou em abril. A Secretaria alerta para a necessidade de aqueles pacientes que tomaram a vacina em 2013 renovarem a imunização. Em 2014 o público alvo envolve crianças de seis meses a cinco anos incompletos, idosos, indígenas, detentos, pacientes com morbidades, profissionais da Saúde e mulheres até 45 dias após o parto. Em 2013, o público infantil contemplava apenas crianças com até dois anos incompletos. A coordenadora de Imunização, Gracilene Dias, destacou que gestantes e idosos são os grupos que menos compareceram e reforçou a importância da vacina. “Todos os inseridos como público-alvo devem tomar a vacina, especialmente, com a proximidade da Copa do Mundo, que promove o contato com muitas pessoas de fora do país ou do Estado”, afirmou. A população deve comparecer à unidade de saúde mais próxima para ser imunizada, munida da caderneta de vacinação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira. A vacina protege contra o vírus comum e três subtipos da doença: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B e pretende reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da influenza nesta época do ano. (Tribuna)

Comente agora
04
Jun
Dengue mata 5 pessoas na Bahia em 2014 e atinge 73 mil em 12 meses
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:09h

Desde o início do ano o número de pessoas afetadas é de 10.841, segundo dados notificados pela Secretaria Estadual de Saúde. Na última semana, uma criança de seis anos moradora de Itabuna morreu no Hospital de Ilhéus após apresentar sintomas da doença, mas o diagnóstico ainda não foi confirmado pelos exames. Os números foram apresentados na manhã de ontem (3), na reunião do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, realizada no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, Centro Administrativo da Bahia. No entanto, a estatística apresentada pode não representar o número real de casos no estado. “Estamos trabalhando com a hipótese de haver subnotificação por conta da mudança do sistema de registro de ocorrências. Mesmo com a capacitação do pessoal que opera o sistema, existe esta possibilidade”, explicou a coordenadora do comitê, Elisabeth França. Além do diagnóstico da doença no estado, o comitê discutiu estratégias de atuação específicas de combate ao mosquito no período da Copa do Mundo. “Não queremos que os visitantes deixem legado negativo no nosso estado. Todo o lixo produzido no período tem que ser descartado corretamente para que a gente não sofra as consequências no próximo verão”, ressaltou. Ainda segundo ela, o primeiro semestre é o período de maior incidência dos casos de dengue, doença que há vinte anos atormenta a população baiana.

Comente agora
04
Jun
Noivo perde barriga em oito semanas e ganha abdômen definido
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:05h

O editor inglês Ben Ince, de 29 anos, não queria parecer um "pateta" no dia de seu casamento, por isso decidiu se inscrever em um treinamento intensivo de oito semanas. Os resultados foram 10 centímetros a menos de cintura e redução da gordura do corpo de 18% para 7%. As informações são do site Daily Mail. Apesar de ter sido magro a vida toda, depois dos 25 anos Ben viu a idade, um trabalho puxado, a falta de exercício físico e um amor por cheesecake como sobremesa lhe darem uma generosa "barriguinha de cerveja". Mas, com a chegada do casamento, ele procurou o personal Rich Phillipps para uma solução. Para começar, mudanças radicais na alimentação. Foram duas semanas com uma dieta à base de proteínas que incluia no cardápio um quilo de carne e peixe diariamente acompanhados de vegetais verdes, castanhas e água. Depois desse período detox, os carboidratos foram sendo inseridos aos poucos ao longo dos dois meses de "projeto casamento". "Tive que aprender a comprar as coisas certas, o que não era muito barato, e a cozinhar minhas refeições com precisão militar. De repente, o arroz integral tinha se tornado o ponto alto da semana na minha gastronomia", disse. 

Comente agora
04
Jun
Pessoas cometem mais suicídios durante a madrugada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:55h

As pessoas são mais propensas a cometer suicídio de madrugada do que durante o dia, de acordo com uma nova pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia. O número é mais alto entre 0h e 4h, segundo os pesquisadores, possivelmente estimulados por insônia e pesadelos. O estudo descobriu taxa média de suicídios por hora de 10% após 0h e 16% entre 2h e 2h59. Em contraste, a média por hora ficou em 2% das 6h às 23h59. Uma análise por bloco de seis horas mostrou ainda que a frequência entre 0h e 5h59 foi 3,6 maior do que nos demais períodos. As informações são do Daily Mail. "Os resultados sugerem que pesadelos e insônia são fatores de risco significativos para pensamentos suicidas, mas apenas ser acordado durante a noite também pode ser um fator de risco para o suicídio", afirmou  o investigador Michael Perlis.  A pesquisa usou dados de óbitos do National Violent Reporting System e informações sobre pessoas acordadas de hora em hora da American Time Use Survey. Foram avaliados 35.332 suicídios. Para Perlis, o tratamento contra insônia pode reduzir o número de casos. A Academia Americana de Medicina do Sono relatou que cerca de 10% dos adultos têm distúrbio de insônia crônica, com duração de pelo menos três meses. O suicídio é a décima causa de morte mais comum nos EUA, de acordo com centros de controle e prevenção de doenças. 

Comente agora
03
Jun
Cubanos abandonam 'Mais Médicos' reclamando de falta de pagamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:33h

Alegando que não receberam o salário de março, os médicos cubanos Raul Vargas, de 51 anos, e Okanis Borrego, de 29, abandonaram o Programa Mais Médicos nesta segunda-feira. Assim como fez a também cubana Ramona Rodriguez, que desistiu do programa em fevereiro, eles reclamam que o pagamento feito aos cubanos é mais baixo do que o dos profissionais de outras nacionalidades e que o contrato assinado com o governo da ilha impõe restrições à sua liberdade. Vargas e Okanis contam com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), que oferece ajuda a quem quer desistir do programa. A entidade deve ajudá-los a estudar para o Revalida, exame que permite a validação do seu diploma, e a arrumar um emprego como médicos de assistência básica no Brasil. O exame deve ser marcado para outubro. Segundo a AMB, eles podem trabalhar em qualquer função que não envolva atendimento médico. — Ninguém foi obrigado a vir ao Brasil. Mas muitos médicos cubanos queriam vir pra cá. Na minha opinião é o país mais desenvolvido da América Latina — disse Vargas. — Mas quando chegamos, ninguém sabia que ganharíamos menos que os outros médicos do programa. Foi a Ramona que abriu nossos olhos para isso.

Um comentário
03
Jun
Nutricionista de plantão: Edilson Neiva tira dúvidas da população aqui no Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 23:24h
Pergunta – É verdade que peito de frango grelhado por ser um ajudante para quem está malhando para ganhar massa muscular?
Edilson Neiva – Na verdade sim, no quesito proteínas existe muito mito sobre o suplemento e seu efeito altamente poderoso, mas ele não tem todo esse poder. As proteínas de alto valor biológico são, na verdade, quando você tem o frango e leite, propriamente dito, vai ter seu objetivo atingido. Tudo depende de quantidade, a grande vantagem do alimento é que dificilmente você vai ver a Anvisa dizendo que o frango não tem o teor de proteína, já o suplemento você tem denúncias por ser feito por seres humanos.
Pergunta – Quem tem problema de hipertensão pode tomar suplemento?
Edilson Neiva – Pode sim, se for orientado por um nutricionista, pois o sódio tem cálculo, o hipertenso pode consumir sódio, mas dentro de um cálculo feito pelo especialista em nutrição. Isso varia de acordo com a hipertensão. O cálculo para uma pessoa normal é de 6 gramas de sal de cozinha por dia, para o hipertenso pode usar 1grama no almoço, se a comida estiver sem sal.
Comente agora
03
Jun
Estudo: obesidade é contagiosa e culpa é de vírus da gripe
Postado por: Letícia Oliveira / 16:37h

Tosse, espirros e coriza são as piores coisas de uma gripe? Não, segundo um estudo tcheco. Para os especialistas, os simples resfriados foram os responsáveis por espalhar a epidemia da obesidade que muitos países vivem hoje e o culpado é um vírus chamado adenovirus 36. Isso porque eles argumentam que só a mudança na rotina alimentar e de exercícios físicos dos últimos anos não foram os únicos responsáveis pelo aumento de peso da população. As informações são do site inglês Daily Mail. O estudo mostrou que animais que receberam o vírus engordaram mesmo quando o cardápio continuava o mesmo porque suas células tinham mais tendência a armazenar gordura.  Os pesquisadores concluíram que adolescentes com sobrepeso e obesos tiveram 2,5 vezes mais chance de terem sido infectadas com o vírus do que os jovens com peso normal. Um outro estudo apresentou ainda que 30% das pessoas classificadas como obesas tinham traços do adenovírus 36 no organismo. Richard Atkinson, um médico norte-americano que desenvolveu o último estudo por 15 anos, acredita que uma vez infectado, o vírus age por décadas no corpo humano aumentando o ganho de gordura. "Potencialmente, esse vírus afeta o peso há 20 anos e pior ainda, depois que a pessoa engorda, ela fica presa nisso, já que estas novas células de gordura não desaparecem", afirma.

Comente agora
03
Jun
Setor de Pediatra da Cuidar conta com Pediatra e Odontopediatra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:07h

Comente agora
03
Jun
Mais dois cubanos deixam o programa Mais Médicos
Postado por: Anacley Souza / 09:24h

Mais dois cubanos desistiram do programa federal Mais Médicos, segundo informações da Associação Médica Brasileira (AMB). Eles deixaram a cidade em que trabalhavam, no Estado do Pará, e procuraram a entidade nesta segunda-feira, 02, para denunciar “condições de trabalho análogas à escravidão”. Os dois profissionais deverão detalhar nesta terça, em entrevista, as más condições de trabalho pelas quais passavam nas unidades de saúde onde atuavam. Com as duas novas desistências, nove cubanos já abandonaram o programa. O Ministério da Saúde informou que não comentaria as desistências antes de ter mais detalhes sobre o caso. Disse apenas que a parceria com o governo cubano prevê a reposição do profissional em todos os casos de abandono ou desistência. Desde fevereiro, a AMB mantém o Programa de Apoio ao Médico Estrangeiro, criado para dar suporte aos profissionais que queiram deixar o programa ou denunciar irregularidades. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comente agora
03
Jun
Saiba como prevenir e combater bactérias resistentes da boca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:29h

As bactérias “super resistentes” se tornaram um problema mundial nos últimos tempos. E a boca, composta por uma grande diversidade de microorganismos, se não higienizada sempre e da maneira correta, pode ser a porta de entrada de uma infinidade de doenças graves e difíceis de tratar. “Algumas bactérias presentes na boca trazem até benefícios e são importantes para a manutenção da saúde, pois inibem a colonização por microorganismos com potencial de causar doenças”, diz Renata Mattos Granner, dentista e professora doutora da área de microbiologia e imunologia da Unicamp. O problema é que algumas bactérias bucais podem apresentar resistência a antibióticos usados para tratar doenças do corpo e se multiplicam na boca quando a pessoa está tomando esse tipo de droga. Ou seja, o antibiótico acaba servindo de fortificante para aqueles organismos que não morreram. Eles resistem, crescem e voltam com tudo. Uma vez renovados e mais fortes, esses microrganismos podem ser um perigo para todo o corpo humano. “As bactérias bucais podem representar um problema quando conseguem acesso à corrente sanguínea, o que pode acontecer em pessoas com gengivite ou outras infecções bucais não tratadas. Nestes casos, esses organismos podem agravar ou iniciar infecções sistêmicas”, alerta Renata.

Um comentário
03
Jun
Copa do Mundo pode promover 'intercâmbio' de vírus e bactérias
Postado por: Anacley Souza / 07:31h

Cerca de 600 000 turistas estrangeiros são esperados no Brasil durante a Copa do Mundo. O grande contingente de pessoas vindas de várias partes do planeta favorece o intercâmbio de vírus e bactérias que podem causar doenças tanto nos brasileiros quanto nos estrangeiros. Para os brasileiros, a ameaça são enfermidades que estão controladas no país, mas em atividade fora daqui, como o sarampo. "A Europa vive um surto de sarampo, causada pela queda na adesão à vacinação. O risco é maior para crianças com menos de um ano, que, nessa faixa etária, ainda não foram imunizadas, e moradores de regiões com baixa cobertura da vacina", afirma o pediatra Renato Kfouri, presidente da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM). De abril de 2013 a março de 2014, 9 579 casos de sarampo foram registrados no velho continente, segundo o Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças. Outro perigo é a meningite. A vacina oferecida na rede pública brasileira protege apenas contra o sorogrupo C, mais comum no país. "Mas há tipos que circulam em outros lugares, como o W-135, no Chile, na Argentina e em algumas partes da África, e podem ser trazidos com os turistas", diz Kfouri. No Chile, por exemplo, 32 casos de meningite W-135 foram confirmados entre janeiro e maio de 2014. Em fevereiro, o Ministério da Saúde emitiu um informe para as secretarias Estaduais e municipais alertando sobre a doença. O comunicado solicita que casos suspeitos sejam notificados e que amostras dos pacientes sejam encaminhadas para exame no Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência nacional em epidemiologia.

Comente agora
02
Jun
Estudo aponta avanços no tratamento do câncer de próstata
Postado por: Letícia Oliveira / 16:34h

Uma nova estratégia de tratamento permitiu prolongar a vida de homens afetados por um câncer avançado de próstata, indicam os resultados de um teste clínico difundido neste domingo (01) durante uma conferência médica. O estudo, feito com 790 homens que acabaram de ser diagnosticados com um câncer invasivo de próstata, demonstra que a quimioterapia combinada com tratamento hormonal prolonga a vida destes pacientes em cerca de um ano. "A terapia hormonal é o tratamento clássico do câncer de próstata desde os anos 1950", disse Christopher Sweeney, oncologista do Instituto do Câncer Dana-Farber de Boston (Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos), que desenvolveu esta pesquisa apresentada na conferência anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO), celebrada este fim de semana em Chicago (Illinois, norte). Ele reforça que este é o primeiro estudo que identifica uma estratégia que prolonga a vida de pessoas que acabam de receber um diagnóstico de câncer de próstata com metástase. "Os resultados são importantes e esta terapia deveria ser o novo tratamento de referência para homens cujo câncer se propagou e podem suportar uma quimioterapia", acrescentou Sweeney.

Comente agora
02
Jun
Bahia vacina 83,4% de adolescentes contra HPV em primeira etapa de imunização
Postado por: Letícia Oliveira / 13:19h

Um total de 316.705 adolescentes, com faixa etária entre 11 e 13 anos, recebeu a primeira dose contra o HPV [Papiloma Vírus Humano] na Bahia, percentual de 83,45% de cobertura. Em todo país, a vacinação chegou a 83,52% e imunizou mais de 4,1 milhão. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (2). Iniciada em março, a campanha de imunização tinha como público-alvo 379.528 meninas na Bahia e 4,9 milhões no território nacional. De acordo com o MS, a meta era vacinar 80% deste grupo. Em setembro, as meninas receberão a segunda dose da vacina. Quem mais vacinou em território nacional foram os estados do Ceará, com 98,8% de imunização; seguido de São Paulo, com 96%; e Santa Catarina, com 92,8%. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que esforços dos estados e municípios de realizar a vacinação nas escolas influenciou no desempenho da mobilização.

Comente agora
02
Jun
Anvisa suspende medicamentos de empresas que vendiam produtos sem licença sanitária
Postado por: Anacley Souza / 11:28h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspende a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o território nacional, de todos os medicamentos vendidos pelas empresas: J C RESSAGLIA DISTRIBUIDORA ME (CNPJ: 13.305.860/0001-85), com endereço declarado à Rua João da Cruz, 17, Itumbiara (GO); J C BRESSAGLIA DISTRIBUIDORA ME (CNPJ: 13.305.860/0001-85), com endereço declarado à Rua M-1, 299 - Santa Rita, Imperatriz (MA); MEDLECY DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS LTDA. (CNPJ: 13.305.860/0001-85), com endereço declarado à Rua M-1, 299 - Santa Rita, Imperatriz (MA); MEDLECY - DISTRIBUIDORA LTDA.-ME (CNPJ: 20.910.212/0001-13), com endereço declarado à Rua Jorge Fazolim, 114 - Nova Ribeirana, Ribeirão Preto (SP); e MEDLECY - DISTRIBUIDORA LTDA.-ME (CNPJ: 20.910.212/0001-13), com endereço declarado à Rua Paraná, 115 - Anita Garibaldi, Joinville (SC). A determinação foi publicada no Dário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (2). Segundo a agência, a distribuição dos medicamentos das empresas citadas vai de encontro à legislação sanitária em relação à falta de Licença Sanitária e de Autorização de Funcionamento de Empresa, além da inexistência de estabelecimento físico. (Bahia Notícias)

Comente agora
02
Jun
Saiba como prevenir e combater bactérias resistentes da boca
Postado por: Anacley Souza / 11:04h

As bactérias “super resistentes” se tornaram um problema mundial nos últimos tempos. E a boca, composta por uma grande diversidade de microorganismos, se não higienizada sempre e da maneira correta, pode ser a porta de entrada de uma infinidade de doenças graves e difíceis de tratar. “Algumas bactérias presentes na boca trazem até benefícios e são importantes para a manutenção da saúde, pois inibem a colonização por microorganismos com potencial de causar doenças”, diz Renata Mattos Granner, dentista e professora doutora da área de microbiologia e imunologia da Unicamp. O problema é que algumas bactérias bucais podem apresentar resistência a antibióticos usados para tratar doenças do corpo e se multiplicam na boca quando a pessoa está tomando esse tipo de droga. Ou seja, o antibiótico acaba servindo de fortificante para aqueles organismos que não morreram. Eles resistem, crescem e voltam com tudo. Uma vez renovados e mais fortes, esses microrganismos podem ser um perigo para todo o corpo humano. “As bactérias bucais podem representar um problema quando conseguem acesso à corrente sanguínea, o que pode acontecer em pessoas com gengivite ou outras infecções bucais não tratadas. Nestes casos, esses organismos podem agravar ou iniciar infecções sistêmicas”, alerta Renata. Em infecções simples, o organismo trata de combater as bactérias que insistem em viver.

Comente agora
02
Jun
Plantão de emergência registrado no Hospital Regional durante o final de semana
Postado por: Anacley Souza / 09:05h

Deu entrada na Emergência do Hospital Regional, Manuel Messias Souza de Jesus, 26 anos, morador do Loteamento de Sales em Santo Antonio de Jesus, com suspeita de Traumatismo Craniano após cair do cavalo. A vítima aguarda regulação para ser transferido para um hospital de suporte neurológico devido à gravidade de sua lesão.

- Tatiana Carvalho da Silva, 34 anos, residente na Rua São Jorge em Santo Antonio de Jesus, deu entrada no Hospital Regional com varia lesões e suspeita de politraumatismo após cair. Ainda não há informações sobre o estado de saúde de Tatiana.

- Rosivaldo de Souza Leonardo, 32 anos, residente no Entroncamento de Laje, deu entrada na emergência desta unidade após sofrer tentativa de homicídio por arma branca. Com um corte profundo no braço a vítima necessitou ser transferida para o Hospital Geral do Estado. O caso foi relatado no posto Policial da unidade Hospitalar onde segue será averiguado autoria e motivação do crime.

Comente agora
02
Jun
Morre bebê que esperava liberação de remédio derivado da maconha
Postado por: Anacley Souza / 07:53h

Morreu em Brasília neste domingo (1º) o menino Gustavo Guedes, de 1 ano e 4 meses, vítima de complicações de uma síndrome grave que ataca o sistema nervoso e causa convulsões. O garoto aguardava a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre a liberação do uso do canabidiol, substância química derivada da maconha. O quadro dele era semelhante ao da menina Anny Fischer, cujo caso ganhou repercussão após ser mostrado no Fantástico em março. Em abril, os pais dela obtiveram, na Justiça, autorização para importar o medicamento. A mãe de Gustavo chegou a conseguir diretamente na Anvisa a autorização para importar o remédio, que demorou a ser liberado pelas autoridades brasileiras. Ele usava a medicação havia menos de dez dias, mas, segundo amigos da família, não teve tempo de se beneficiar dos efeitos do canabidiol. Pai de Anny e defensor da liberação do medicamento, Norberto Fischer lamentou a morte do garoto em uma rede social. “Perdemos mais um guerreiro na luta contra a epilepsia refratária”, escreveu. A Anvisa chegou a marcar para a última quinta-feira uma reunião para discutir a alteração do processo de importação de medicamentos que levam a substância química, mas o encontro foi adiada após um conselheiro pedir vista. A expectativa é de que a discussão seja retomada até agosto. (O Globo)

Comente agora
01
Jun
Tratamento errado para herpes ocular pode levar o paciente a perder visão
Postado por: Anacley Souza / 15:10h

O herpes ocular é uma infecção provocada pelo vírus do herpes simples (HSV), mesmo causador do herpes labial. Entretanto, se este último é bastante evidente e de fácil diagnóstico, quando acomete os olhos a doença pode ser mal diagnosticada e tratada indevidamente – aumentando os riscos, inclusive, de o paciente perder a visão. Daí a importância de se consultar um bom oftalmologista que possa distinguir entre o herpes ocular, o herpes zoster (caudado pelo vírus da varicela), infecções, intoxicação ocular provocada por medicamentos etc. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cada ano surgem 50 mil novos casos da doença. Assim como o herpes labial, que pode surgir novamente quando a imunidade da pessoa está em baixa, dados da Academia Americana de Oftalmologia (AAO) revelam que, depois do episódio inicial, há 27% de chance de acontecer novamente dentro de um ano, 50% em cinco anos e 63% em 20 anos. “Infecções recorrentes são de fato uma cruz carregada por muitos pacientes, já que a doença pode surgir desde a infância e voltar a incomodar de tempos em tempos. O herpes ocular pode acometer qualquer camada dos olhos, mas as manifestações mais comuns incluem blefarite (inflamação das pálpebras), conjuntivite folicular e ceratite (inflamação da córnea). Vale ressaltar que nada tem a ver com o herpes genital, que é uma doença sexualmente transmissível”, diz Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

Comente agora
01
Jun
Vacinação contra gripe é prorrogada até 6 de junho, em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:31h

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prorrogou até a próxima sexta-feira (6), a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é de imunizar pelo menos 80% do público alvo, porém até o momento em Salvador só foram vacinadas 67,2% deste grupo. Devem se vacinar as pessoas enquadradas no chamado grupo de risco, composto por idosos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade. O objetivo principal da campanha é imunizar as pessoas, devido à grande circulação de turistas que vai ocorrer durante os dias de jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 na capital, que será realizada em um período de inverno, com muitas chuvas e fácil ploriferação da doença. Só este ano, Salvador já registrou 17 casos de gripe, com uma morte em decorrência de complicações. Quem ainda não se vacinou, deve procurar o posto de saúde mais próximo, das 8h às 17h, até a data limite da campanha. O organismo fica imune entre 10 a 15 dias após a aplicação da vacina e garante a proteção do indivíduo durante um ano. (G1)

Comente agora
01
Jun
Pistache pode ser aliado na prevenção de diabete, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 11:16h

Rico em gorduras boas, o pistache foi sugerido por pesquisadores como um alimento que ajuda na prevenção de diabetes, especialmente para pessoas à beira de desenvolver diabetes do tipo 2, de acordo com o site do jornal britânico Daily Mail. Em um estudo realizado na Espanha, 54 pessoas no limite do desenvolvimento da doença foram submetidas à dieta mediterrânea por um período de oito meses. Durante metade do período, eles comeram a mesma quantidade de calorias, enquanto na segunda metade acrescentaram 57 gramas de pistache por dia. Apesar de não ser percebida alteração no peso, testes sanguíneos demonstraram que os níveis de açúcar e de insulina no sangue caíram, sinal de que o corpo passou a processar o açúcar do alimento com mais facilidade. Outros especialistas afirmam que outros testes são necessários para comprovar a eficácia do alimento e que a melhor forma de prevenir a diabetes do tipo 2 é manter o peso com uma dieta saudável e equilibrada, além de exercícios físicos.

Comente agora
01
Jun
Novos medicamentos reduzem tratamento de hepatite C para 1/4 do tempo
Postado por: Anacley Souza / 08:39h

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 300 milhões de pessoas são portadoras dos vírus das hepatites B e C em todo o mundo. O Ministério da Saúde estima que 26 mil pessoas recebem tratamento para estas doenças no Brasil. Nesta edição, o @saúde com Jairo Bouer traz os novos tratamentos que em breve estarão disponíveis no Brasil para quem tem hepatite C. A doença é causada por um vírus que agride o fígado, provocando uma inflamação que pode evoluir para cirrose e até câncer no órgão. O vírus da hepatite C é transmitido pelo contato direto entre o sangue infectado devido ao compartilhamento de seringas e agulhas. A transmissão por relação sexual é rara. Edson Roberto Parise, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, afirma que a principal vantagem dos novos medicamentos é a redução do tempo de tratamento, bem como poucos efeitos colaterais. Um tratamento comum tem duração de 11 meses, e as drogas mais avançadas prometem reduzir este período para apenas três. Os efeitos colaterais também são menores, já que o organismo passa a ter pouco contato com a droga. O custo, no entanto, pode ser um empecilho para que esses novos tratamentos atinjam grande parte da população. É que, segundo Parise, nos Estados Unidos cada cápsula sai por mil dólares. "Caso alguém tenha interesse em importar o medicamento para o Brasil, precisará desembolsar R$400 mil reais pelo tratamento", afirma. Segundo Parise, os novos medicamentos já estão sendo analisados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e em breve estarão disponíveis no Brasil. (Uol)

Comente agora
01
Jun
Programa Saúde em Movimento atinge marca de 140 mil cirurgias de catarata
Postado por: Anacley Souza / 07:17h

Iniciado em outubro de 2009, o programa Saúde em Movimento, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), está próximo de atingir a marca de 140 mil cirurgias de catarata e 400 mil consultas oftalmológicas. Já são 70 etapas concluídas e três em andamento, nos municípios de Alagoinhas – com atendimento até este sábado (31) -, Ilhéus e Brumado, onde os procedimentos continuam até o dia 6 de junho. Em Brumado, o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, acompanhou as ações do programa, que são realizadas em estrutura instalada no Ginásio Poliesportivo Municipal. A expectativa é que na cidade sejam feitas 2.500 cirurgias de catarata e sete mil consultas oftalmológicas. De acordo com o secretário, o modelo do Saúde em Movimento já serviu para outros estados como Acre, Pará e Minas Gerais, além do Distrito Federal. “É um projeto que possibilita resolução imediata do problema da catarata. A cirurgia dura uns cinco minutos e a pessoa sai enxergando”.(SECOM)

Comente agora
31
Mai
Governo proíbe fumo em locais fechados e amplia alerta nos maços
Postado por: Anacley Souza / 15:25h

O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (31), Dia Mundial Sem Tabaco, novas regras de combate ao fumo, que incluem o fim da propaganda de cigarros, a extinção dos fumódromos em ambientes coletivos e a ampliação de mensagens de alerta em maços de cigarro vendidos no país. A regulamentação da lei antifumo será publicada nesta segunda-feira (2) no "Diário Oficial da União" e as regras passarão a valer em até seis meses. Segundo o governo, os fumantes não serão fiscalizados. Poderá ser punido somente o estabelecimento que desobedecer as normas. Locais de comércio e restaurantes, por exemplo, deverão orientar os clientes sobre a lei e pedir para que não fumem, podendo chamar a polícia quando alguém se recusar a apagar o cigarro. A lei antifumo foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2011, após ter sido aprovada no Congresso Nacional, e desde então estava sem regulamentação, que define como e quando deve ser aplicada. Conforme a lei, fica proibido o fumo em locais coletivos fechados em todo o país, com exceção das tabacarias e dos cultos religiosos. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o ponto principal da regulamentação é a definição de quais são os locais onde não poderá haver consumo e venda de tabaco. As regras preveem que as pessoas não poderão fumar em lugares públicos ou privados (acessíveis ao público) que possuam cobertura, teto, parede, divisórias ou toldos. Em varandas de restaurante com toldo, por exemplo, não será permitido o fumo, bem como na área coberta de pontos de ônibus.

Comente agora
31
Mai
Ministério da Saúde regulamenta Lei Antifumo no País
Postado por: Anacley Souza / 11:36h

O Ministério da Saúde anunciou há pouco a regulamentação da Lei Antifumo, que proíbe o consumo de cigarros em locais fechados em todo o País e veta qualquer propaganda comercial do produto. O objetivo da medida, segundo o governo, é proteger a população do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros. As novas regras proíbem o uso de cigarros, cigarrilha, charutos, cachimbos e outros produtos do gênero em locais de uso coletivo, público ou privado. Isso incluiu hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes. Estão vetados inclusive os narguilés. Segundo o governo, fica vetado o uso em ambientes parcialmente fechados por uma parede, teto e até mesmo toldo. O tabagismo é responsável, segundo o Ministério da Saúde, por 200 mil mortes por ano no Brasil. “Ele é considerado o maior responsável por mortes relacionadas a doenças crônicas no mundo e no Brasil”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. O decreto será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (2), segundo o Ministério da Saúde, e entrará em vigor 180 dias depois. A divulgação ocorreu na manhã deste sábado (31), segundo o Ministério da Saúde, em homenagem ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta data. (Agência Estado)

Comente agora
31
Mai
Quase 90% dos brasileiros fumantes lamentam ter consumido 1º cigarro
Postado por: Anacley Souza / 09:48h

A maioria dos brasileiros fumantes (85% - 89%) lamenta ter dado início ao hábito. Os dados fazem parte da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC, na sigla em inglês), apresentado nesta sexta (30), em razão do Dia Mundial sem Tabaco, lembrado neste sábado (31). A militar aposentada Vânia Cristina da Costa, 55 anos, é uma das brasileiras que compõem essa estatística. Ela diz que começou a fumar aos 15 anos, por modismo, que se arrepende da decisão e tem medo das consequências. "Cigarro é minha válvula de escape. Se eu estou estressada ou tenho um problema grave eu fumo e me acalmo. Aos 15 anos, quando comecei, era moda adolescente. Hoje me arrependo de ter começado a fumar, principalmente, por trabalhar na área de saúde. E tenho receio de ter um câncer de pulmão ou algo assim", lamenta. De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros relatam um alto grau de dependência à nicotina. Os dados mostram que mais de dois terços dos brasileiros fumantes têm uma opinião negativa em relação ao tabagismo e que 80% deles já tentaram parar de fumar.

Comente agora
31
Mai
Cremeb-BA diz que há falhas em planejamento de saúde para Copa
Postado por: Anacley Souza / 08:10h

A 13 dias do início da Copa do Mundo, o Plano de Contingenciamento da Saúde na capital baiana preocupa o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb). De acordo com o presidente do conselho, Abelardo Meneses, dois pontos do plano (atendimento pré-hospitalar e retaguarda hospitalar) devem ser revistos. O médico lista problemas de superlotação da rede pública estadual, ausência de treinamento do pessoal envolvido e dificuldades com a regulação de pacientes. Reportagem de A Tarde ainda informa que o presidente do Cremeb enviou um ofício à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e 20 outros órgãos de em que são relatadas as deficiências do conjunto de ações previstas durante o campeonato internacional. Por sua vez, a Sesab disse que o conselho de medicina deveria ter solicitado um apresentação formal do plano antes de fazer as denúncias. Ainda segundo Meneses, a estrutura dos postos médicos da Arena Fonte Nova ainda não foi finalizada. O Cremeb só deve fazer a vistoria nas unidades do entorno do estádio, de responsabilidade da prefeitura, dois dias antes do início do torneio, no dia 10 de junho. (Bahia Notícias)

Comente agora
31
Mai
Dia mundial sem tabaco: Saiba como parar de fumar sem remédio
Postado por: Anacley Souza / 07:02h

No Brasil há cerca 25 milhões de fumantes acima dos 15 anos. Você é um deles ou conhece alguém que faz parte desta estatística? Então, saiba que: em cada dois dependentes, um vai morrer por problemas relacionados ao tabaco. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o cigarro mata 200 mil brasileiros por ano. Apesar dos números alarmantes, no Dia Mundial sem Tabaco, comemorado neste sábado (31), especialistas mostram como largar o vício agora e ter uma vida melhor. Como incentivo, saiba que nos últimos seis anos caiu em 20% o número de fumantes no País, de acordo com dados recentes do Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), realizado pela Unifep (Universidade Federal de São Paulo). Para o pneumologista José Roberto Jardim, da Unifesp, só há um modo de deixar o cigarro de lado: querer. Não adianta dar bronca, porque o fumante só vai largar se quiser. E, para isso, precisa ter uma razão, como medo de ficar doente, ter alguém da família ou amigo próximo que está doente por causa do cigarro ou mesmo achar que já fumou demais e que o cigarro não está trazendo mais nenhum benefício.

87% dos brasileiros se arrependem de ter começado a fumar:  Em cada tragada, o fumante inala 7.000 substâncias diferentes, sendo 4.700 delas conhecidas.

Comente agora
30
Mai
Segundo estudo, profissionais com altos salários fazem menos sexo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:51h

Profissionais de alto escalão podem ter casas maiores e carros mais chamativos, mas estão perdendo a qualidade na vida amorosa, segundo pesquisa. Apenas 4% das pessoas com salários elevados têm relações sexuais todos os dias, enquanto o número triplica para pessoas de baixa renda. Quando o salário ultrapassa R$ 185 mil por ano, a frequência do sexo cai para apenas uma vez por semana. As informações são do Daily Mail. Em contraste à vida sexual dos mais bem sucedidos, apenas 17% das pessoas que recebem menos de R$ 55 mil por ano fazem sexo somente uma vez por semana. O grupo intermediário, com salários entre R$ 55 mil e R$ 125 mil, tem relações sexuais várias vezes por semana. Enquanto os profissionais que ganham mais dinheiro fazem sexo com menos frequência, são mais aventureiros nos lençóis. Cerca de 45% dos que ganham mais de R$ 185 mil anuais já experimentaram relação sexual a três, contra apenas 19% dos que que têm rendimento de R$ 55 mil por ano. Do grupo dos bem sucedidos, 83% já tentaram sexo ao ar livre, contra apenas 66% dos profissionais com salários menores. Os mais ricos também procuram mais brinquedos eróticos para apimentar as relações. De acordo com levantamento feito pela empresa de brinquedos sexuais Lovehoney, com 1,6 mil pessoas, profissionais que possuem papel dominante no local de trabalho preferem posição mais passiva no quarto. (Foto: Getty Images)

Comente agora
30
Mai
Menina de 6 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em Ilhéus
Postado por: Letícia Oliveira / 17:28h

Uma menina de seis anos, que estava hospitalizada no município de Ilhéus,no  sul da Bahia, morreu com suspeita de dengue hemorrágica.   A criança morava no bairro de Banco Raso na cidade de Itabuna, município próximo de Ilhéus, localizado a 426 km de Salvador. Com a confirmação da morte, a Secretaria de Saúde de Itabuna iniciou a execução de procedimentos de bloqueio contra o mosquito transmissor do vírus da dengue. Técnicos fizeram buscas nas áreas em que a criança residia e no trajeto que ela fazia de casa para a escola. Foi encontrado no caminho um foco do mosquito em um esgoto próximo da residência de familiares da vítima. Ainda de acordo com a secretaria, uma amostra do sangue da criança foi enviada para o LACEN (Laboratório Central) em Salvador para a confirmação da morte devida ao vírus da dengue. A confirmação deverá chegar em até 30 dias. (R7)

Comente agora
30
Mai
Medicamento para controle de diabetes é suspenso pela Anvisa
Postado por: Letícia Oliveira / 16:34h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, o comércio e o uso, em todo o país, dos lotes 2543982 e 2550163 do medicamento genérico Cloridrato de Metformina, em comprimidos de 500mg. A determinação foi publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o texto, a empresa Ranbaxy Farmacêutica, que produz o remédio, comunicou que os medicamentos dos lotes referidos apresentam teor ativo abaixo do limite estabelecido no estudo de estabilidade. A Anvisa também determinou que a Ranbaxy Farmacêutica deve recolher os lotes do remédio disponíveis no mercado. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
30
Mai
Anvisa suspende distribuição e venda do antigripal Resfenol
Postado por: Letícia Oliveira / 15:50h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, o comércio e o uso, em todo o país, do medicamento Resfenol, solução oral gotas, fabricado pela empresa Kley Hertz S.A. Indústria e Comércio. A agência cancelou o registro do antigripal sob a alegação de que o produto não apresenta estudos clínicos que comprovem sua eficácia. A empresa fabricante fica responsável pelo recolhimento de todo o estoque existente no mercado. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, entra em vigor nesta sexta-feira, 30. Também foi suspenso pela Anvisa o Lote 09411231 do antibiótico Cefalexina 500mg comprimido, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro e com validade até janeiro de 2016. O fabricante já iniciou o recolhimento voluntário de lote, por apresentar oito comprimidos na embalagem com dez. O Lote 46199 do antiácido Kollangel 100ml suspensão oral (hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio), produzido pela empresa Natulab Laboratório S.A, foi suspenso pela agência por apresentar resultados insatisfatórios nos ensaios de aspecto e de contagem do número total de microorganismos mesófilos.

Comente agora
30
Mai
OMS: Aumento de imposto do tabaco poderia salvar 11 milhões
Postado por: Letícia Oliveira / 15:15h

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que um possível aumento de 50% nos impostos sobre o tabaco poderia salvar a vida de 11 milhões de pessoas, além de reduzir o número de fumantes em 49 milhões. Por conta do Dia Mundial contra o Tabaco, data que será celebrada neste sábado, a organização revelou que entre esses 49 milhões de fumantes, 38 milhões seriam adultos que abandonariam o hábito de fumar, enquanto os 11 milhões restantes seriam jovens que não voltariam a fumar novamente. "Aumentar os impostos do tabaco é a maneira mais efetiva e menos custosa de reduzir o consumo e salvar vidas", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. Ela ressaltou que o consumo de tabaco é considerado a principal causa de morte que pode ser evitada. Anualmente, de acordo com a OMS, 6 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabagismo, das quais 600 mil seriam fumantes passivos.

Comente agora
30
Mai
Entidades criticam revogação da portaria que regulava aborto legal pelo SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 14:30h
Entidades de defesa dos direitos da mulher e da sociedade civil criticaram a revogação da portaria que incluía procedimentos para casos de aborto, previstos em lei, na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota conjunta, essas instituições alegam que a revogação da Portaria 415, que estipulava o valor de R$ 443 pelo procedimento, representa um retrocesso e está "na contramão dos direitos humanos das mulheres brasileiras". O Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Católicas pelo Direito de Decidir e outras 17 instituições assinam o documento. De acordo com o Ministério da Saúde, a Portaria 415, publicada no dia 22 de maio, foi revogada porque não houve acerto sobre detalhes da medida com os gestores municipais e estaduais, antes da publicação. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, também houve inconsistência no cálculo do impacto financeiro que o procedimento causaria aos cofres públicos. De acordo com a pasta, a mudança trazida pela portaria era apenas burocrática, uma vez que a interrupção da gravidez, em casos permitidos em lei, já é feita pelo SUS. O aborto legal é previsto em casos de estupro, de gestação de feto com anencefalia (malformação que impede o desenvolvimento do cérebro) e quando há risco de vida para a mulher.
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com