As comentadas


Bom dia , Quarta-feira, 02/09/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

27
Jun
Aids na Bahia: Sesab reconhece estrutura insuficiente para atender alta demanda
Postado por: Samile Macedo / 04:16h

Um relatório publicado na última quinta-feira (25), na revista médica The Lancet, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids, na sigla em inglês) fez um sério alerta aos países: os próximos cinco anos serão essenciais para evitar um acelerado crescimento da epidemia de Aids no mundo. O Brasil deve ter especial atenção ao anúncio feito pela Unaids. Entre 2005 e 2013, o índice de novos infectados pelo vírus no país subiu 11%, de acordo com dados da própria entidade. Na Bahia, a realidade não é muito diferente. Entre 2004 e 2012, o número de casos da doença no estado saltou de 1256 para 1826, um aumento de 45,38%, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A coordenadora de Agravos da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Izabel Xavier, acredita que este crescimento no número de pessoas com Aids na Bahia e no Brasil está relacionado à algo que deveria ser positivo: os avanços da ciência nas formas de combate à doença. Com medicamentos cada vez mais eficazes, o que torna a vida dos pacientes mais confortável, receber a notícia de que se está com Aids deixou de ser uma “sentença de morte”, algo que pode fazer com que as pessoas se descuidem quando o assunto é prevenção. “Isso tem sido considerado. A população viu, no passado, ídolos morrendo. Hoje, não é sentença de morte. A sobrevida aumentou, pois existe um tratamento mais eficaz, que prolonga a expectativa de vida”, explica Izabel. Adolescentes estão cada vez mais presentes nas estatísticas de novos casos de Aids no estado.

Comente agora
26
Jun
Capital: Hospital do Subúrbio recebe prêmio da Organização das Nações Unidas
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 19:29h

O Hospital do Subúrbio, em Salvador, conquistou o Prêmio Serviço Público das Nações Unidas, na categoria “Melhoria na prestação de serviços públicos”. Após uma disputa que envolveu mais quatro mil experiências em todo o mundo, a instituição, um projeto de Parceria Público-Privada (PPP), foi uma das duas únicas iniciativas da América Latina e do Caribe a levar o prêmio em 2015. A entrega da premiação aconteceu nesta sexta-feira (26), em Medellín, na Colômbia, como parte da solenidade de encerramento do Fórum do Serviço Público das Nações Unidas, que reúne autoridades e especialistas de todo o mundo. O prêmio foi entregue pelo subsecretário das Nações Unidas, Lenni Montiel, ao coordenador de PPP da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), Rogério Princhak, e ao diretor-presidente do hospital, Jorge Oliveira. Durante o evento, que tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências inovadoras no serviço público entre países-membros da ONU, Princhak ainda fez apresentação sobre o Hospital do Subúrbio. A iniciativa da instituição pode render frutos, segundo o diretor-presidente. "Já fomos procurados por representantes de países como Nigéria, Congo, Equador, Peru, Guatemala e Colômbia", conta Rogério Princhak. Este é o quarto prêmio internacional do Hospital do Subúrbio. Em 2012, o projeto foi laureado pela World Finance e pela KPMG e, em 2013, pelo Banco Mundial. O secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, ressaltou que o prêmio é "uma prova de que é possível fazer saúde pública com recursos limitados, bem aplicados e bem geridos, traduzindo-se, consequentemente, em qualidade assistencial e bem-estar para a população".

Comente agora
26
Jun
Plantão de ocorrências registradas na emergência do HRSAJ nas últimas 24h
Postado por: Samile Macedo / 12:50h

-Pedro Barbosa Mercês, 41 anos, morador da Avenida ACM em S. A. de Jesus sofreu acidente de moto e deu entrada na emergência do Hospital Regional, foi medicado e liberado.

-Um menor de iniciais C.R.O.S, 17 anos residente na Travessa Jurascy Magalhães foi atingido com projéteis de arma de fogo deu entrada na emergência do HRSAJ.

-Jaílson Teles de Jesus, 20 anos morador da Lisboa, zona rural de Cruz das Almas foi vítima de disparos de arma de fogo.

-Carlos de Freitas Brito Filho, 34 anos residente na Rua Baixo da Paz em Salvador foi alvejado com projéteis de arma na região do Recôncavo, deu entrada na emergência do HRSAJ, sendo medicado e liberado.

- Gilvan das Neves Santana, 29 anos, morador de uma localidade conhecida como Açougue Velho em Santo Antônio de Jesus foi atropelado, socorrido pelo SAMU para a emergência HRSAJ, em seguida recebeu medicações e permanece em observação. 

Comente agora
26
Jun
Antibiótico pode reduzir eficácia da pílula e aumentar risco de engravidar
Postado por: Samile Macedo / 12:37h

O uso de antibiótico pode reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional. Esse efeito está associado aos antibióticos rifampicina, ampicilina e tetraciclina, segundo o Manual de Contracepção da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Esses remédios podem tratar vários tipos de infecção, entre elas tuberculose, hanseníase, além de infecções urinárias, respiratórias e digestivas. Em Pedreira, no interior de São Paulo, uma dona de casa engravidou de quadrigêmeas enquanto tomava pílula. O efeito do anticoncepcional foi cortado por causa do uso de um antibiótico. Miriam Cristina de Lima Lopes, de 31 anos, teve os bebês nesta terça-feira (23). Segundo o médico ginecologista Nilson Roberto de Melo, o antibiótico destrói as bactérias que fazem as reações enzimáticas responsáveis por estimular a liberação e ativação dos hormônios que produzem o efeito anticoncepcional. Ele alerta que é preciso conversar com o médico sobre a melhor forma de lidar com o problema. Em alguns casos, é indicado o uso métodos contraceptivos adicionais. Outros medicamentos que podem cortar o efeito da pílula são os anticonvulsionantes - entre eles a carbamazepina, os barbitúricos e a hidantoina - e os antialérgicos. 

Comente agora
26
Jun
S. A. de Jesus: Criança com suspeita de dengue hemorrágica está internada no Hospital Regional e tia pede ajuda para transferência
Postado por: Samile Macedo / 11:00h

Uma criança está internada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus com suspeita de dengue hemorrágica. De acordo com uma senhora de nome Amparo, tia do paciente de nome não revelado, o menino de seis anos de idade, residente no Bairro São Paulo, está há seis dias na unidade vomitando sangue, sentindo fortes dores no abdômen, com febre alta e muita tontura. “A pediatra disse que meu sobrinho tem de ser transferido para outro hospital de Feira de Santana ou Salvador o mais rápido possível, o problema é que ainda não achamos vagas. Não sei se alguém da Secretaria de Saúde ou Vigilância Epidemiológica está tomando conhecimento desse caso, mas o que queremos realmente é encaminhar ele para outra unidade de saúde”, contou a uma Rádio local. A cidadã espera que o estado de saúde do garoto melhore e as Secretarias competentes tomem as devidas precauções no bairro para que outras pessoas não sejam mais uma vítima da doença causada pelo mosquito da dengue. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Um comentário
26
Jun
Bebê nasce com dois dentes em Eunápolis assusta mãe: 'Comecei a tremer'
Postado por: Samile Macedo / 09:23h

Um bebê nasceu com dois dentes em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O caso é considerado raro e assustou a mãe da criança. "A médica chegou me dando essa notícia, eu comecei a tremer. Aí ela foi me acalmando, falando que não era normal, mas que era uma raridade acontecer", relatou Jocácia Santos, mãe do bebê. Esse é o terceiro filho da empregada doméstica. Rian Miguel nasceu no dia 19 de junho, com 40 semanas e 3,5 kg. O primeiro dente caiu ainda durante o parto e o segundo continua envolvido por uma fina membrana da gengiva. Apesar de incomum, o dente não prejudica o desenvolvimento da criança, mas dificulta na hora de sugar o leite e machuca o mamilo da mãe durante a amamentação. Preocupada, a mãe do garoto levou ele ao dentista no quarto dia de vida e descobriu que os dois dentes fazem parte da terceira dentição, que não é nem a de leite e nem a permanente. "A gente chama de uma dentição neonatal. As causas ainda são desconhecidas. Tem alguns estudos que dizem que é um fator genético, hereditário, mas a gente não tem uma causa explicável", disse o cirurgião dentista Patrick Fadini. 

Comente agora
26
Jun
Pesquisadores descobrem em Manaus vírus que causa paralisia nas pernas
Postado por: Samile Macedo / 07:58h

Pesquisadores descobriram em Manaus um novo vírus que causa diarreia, paralisia das pernas por até duas semanas e que pode levar à morte. Segundo a pesquisadora que coordenou o trabalho, Patrícia Puccinelli, do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) , o vírus é transmitido por água contaminada com fezes. A descoberta no Brasil do gemycircularvirus foi feita a partir da análise molecular das fezes de 1,5 mil crianças de até dez anos que tiveram diarreia e foram atendidas em prontos-socorros de Manaus entre 2007 e 2009. Entre as crianças que fizeram parte da pesquisa, cinco estavam contaminadas. Segundo Patrícia, o vírus já havia sido descoberto no Sri Lanka, onde os sintomas também foram detectados em adultos. A pesquisadora ressaltou que a presença do vírus foi observada em Manaus porque o estudo foi feito apenas nessa cidade, mas alertou que ele pode estar presente em outros estados. Para prevenir a doença, é necessário o fortalecimento do saneamento básico por parte do estado e também que a população tome medidas básicas como lavar as mãos após ir ao banheiro e antes das refeições e só ingerir água filtrada ou fervida. 

Comente agora
26
Jun
Motorista e empresário de Cristiano Araújo já receberam alta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 04:06h

O motorista do cantor Cristiano Araújo, Ronaldo Miranda, e um dos empresários dele, Victor Leonardo, receberam alta do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) na madrugada de sexta-feira, 26. Eles estavam no banco da frente da Range Rover do músico no momento em que ela saiu da estrada, na BR-153, em Goiás, no acidente que levou à morte o cantor sertanejo e a namorada, a estudante Allana Moraes. De acordo com o hospital, Ronaldo e Victor estavam com quadro estável e saíram da unidade acompanhados de familiares por volta de meia-noite. Exames eliminaram as suspeita de fratura na coluna e traumatismo craniano leve em Ronaldo. Os dois feridos foram resgatados logo após o acidente, na madrugada de quarta, 24, no trecho da rodovia entre Morrinhos e Pontalina e levados para o Hospital Municipal de Morrinhos. Em seguida, foram transferido para o IOG, onde ficaram na UTI. Na manhã de quinta, 25, eles receberam alta da UTI. (Ego)

Comente agora
26
Jun
Anvisa proíbe distribuição e venda de lote de azeite de oliva
Postado por: Samile Macedo / 03:19h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (25) no Diário Oficial da União, proíbe a distribuição e comercialização de dois lotes de azeite de oliva extravirgem, marca La Española. De acordo com a resolução da Anvisa, o laudo do Instituto Adolfo Lutz apresentou resultado insatisfatório no ensaio de ácidos graxos. A medida já está em vigor. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
25
Jun
Limão diminui colesterol e evita estresse; conheça 15 motivos para consumir a fruta; assista
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 19:28h

O limão não serve apenas para acompanhar bebidas alcoólicas, como ao tomar tequila ou ao fazer caipirinhas. A fruta tem diversos benefícios, como a presença de vitamina C, que ajuda a melhorar o sistema imunológico, a pele e o humor. O limão ajuda ainda a evitar o estresse e diminuir o colesterol. Assista ao vídeo e conheça 15 motivos para consumir limão acima.

Comente agora
25
Jun
Tratamento com homeopatia tem contraindicações
Postado por: Samile Macedo / 12:45h

A origem da palavra Homeopatia é um bom começo para tentar entender como ela atua. O termo é originado do grego, composto por "Homoios" (semelhante) e "pathos" (doença ou sofrimento), que formam o significado mais amplo de Homeopatia: a cura pelo semelhante. A ideia básica contida nessa premissa é que a substância que causa determinado sintoma ou doença em indivíduos saudáveis (muitas vezes a experimentação do remédio é feita em pessoas saudáveis) pode ser a mesma utilizada para curar pessoas doentes quando ministrada em pequenas doses. Um dos diferenciais da Homeopatia remonta às bases da terapia holística, no sentido de que trata-se não somente a doença, mas também o paciente. Isso faz com que o tratamento homeopático seja mais longo, porque um homeopata não procura somente curar a gripe, mas descobrir o porquê daquela pessoa ter desenvolvido determinado tipo de gripe, tratando-a de acordo com os sintomas que esse paciente apresentar.

Origem - A Homeopatia tem como base os documentos de Hipócrates (470-400 A.C), considerado o pai da Medicina. Mas somente no final do século XVIII, o médico alemão Samuel Hahnemann colocou esse conhecimento em prática através do método de experimentação. Embora seja praticada no Brasil desde o Império, a Homeopatia só deixou de ser considerada uma terapia alternativa em 1980, quando passou a integrar as demais especialidades médicas, segundo o Conselho Federal de Medicina. 

Comente agora
25
Jun
Mastologista Dr. Luciano Ramos alerta para aos primeiros sinais e sintomas do câncer de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:27h
Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico. A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos ingurgitadas (inchadas). Nas mulheres que já estão na menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer época do mês. Alterações devem ser relatadas ao seu médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois de uma mamografia ou do exame clínico das mamas feito pelo profissional de saúde. O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como: Nódulo único endurecido. Abaulamento de uma parte da mama. Edema (inchaço) da pele. Eritema (vermelhidão) na pele. Inversão do mamilo. Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas. Sensação de nódulo aumentado na axila. Espessamento ou retração da pele ou do mamilo. Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos. Inchaço do braço. Dor na mama ou mamilo. Vale a pena lembrar que na grande maioria dos casos, a vermelhidão, inchaço na pele e mesmo o aumento de tamanho dos gânglios axilares representam inflamação ou infecção (mastite, por exemplo), especialmente se acompanhados de dor. Mas como existe uma forma rara de câncer de mama que se manifesta como inflamação, estes achados devem ser relatados ao médico da mesma maneira, e a mulher deve passar por um exame clínico, obrigatoriamente. Leia mais em www.imdimed.com.br
Comente agora
25
Jun
Motorista e empresário de Cristiano Araújo recebem alta da UTI
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:41h

Ronaldo Ribeiro e Victor Leonardo, o motorista e empresário que estavam com Cristiano Araújo durante acidente na BR-153, receberam alta da UTI, na manhã desta quinta-feira, 25. A informação foi confirmada por Núbia Lima, secretária da UTI do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) onde os dois estão internados desde a última quarta-feira, 24. De acordo com informações do hospital , o estado de saúde dos pacientes é estável. Eles estão conscientes, com respiração, pressão e exame de urina normais. "Eles estão só assustados mesmo. Os ferimentos não foram graves", informou a secretária. (Ego)

Comente agora
25
Jun
Hemoba convoca doadores de sangue após queda de estoque durante São João
Postado por: Redação Voz da Bahia / 04:58h

O diretor-geral da Hemoba José Raimundo informou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (25), que o estoque de sangue atual do órgão é insuficente para o crescimento da demanda, já que, durante o São João, aumenta o número de feridos em acidentes nas estradas. “Nos bancos de sangue de uma forma geral, não só na Bahia como no mundo todo, houve redução do número de doadores. Nesse período de feriado, tem muitos acidentes e os doadores ficam ocupados com a diversão”, conta. Ele considera que, apesar de a campanha que antecedeu os festejos juninos ter conseguido aumentar em 10% as doações, o estoque segue insuficiente. “O número de doadores na Bahia ainda é muito pequeno. A Hemoba coleta em torno de 100 mil bolsas por ano”, afirma. Para realizar doação, a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos, estar bem alimentada e com boa saúde. É necessário também apresentar documento oficial com foto para cadastro. O doador passa ainda por triagem com um médico, para verificar e atestar a possibilidade de doação.  Grávidas, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue e tiveram diagnóstico de hepatite, após os 11 anos, não podem doar. Mais informações podem ser encontradas no site da  Hemoba (http://www.saude.ba.gov.br/hemoba/).

Comente agora
25
Jun
Aumenta em 30% número de pessoas que iniciam tratamento contra aids
Postado por: Samile Macedo / 04:43h

O número de pacientes portadores do vírus HIV que iniciaram tratamento com medicamentos antirretrovirais passou de 57 mil para 74 mil entre 2013 e 2014, aumento de 30%. Segundo o Ministério da Saúde, isso se deve à ampliação do público-alvo dos remédios destinados a pessoas com HIV pela rede pública de saúde, a partir de dezembro de 2013. Atualmente, mais de 400 mil pessoas soropositivas se tratam na rede pública. Até dezembro de 2013, apenas quem tinha uma carga viral alta podia iniciar o tratamento. Segundo Fábio Mesquita, diretor do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, ano passado, 40% dos novos tratamentos foram iniciados em pessoas que não se encaixariam no antigo protocolo. A estimativa é que a cada ano surjam 39 mil casos de aids. O Ministério da Saúde lançou hoje (24) nova campanha para prevenção da aids. Festas populares como as Juninas, a de Parintins, a Oktoberfest e a Festa de Peão de Barretos terão cartazes alertando os jovens, grupo que tem contraído mais o vírus em todo o mundo. 

Comente agora
25
Jun
Rótulos deverão informar sobre alimentos que causam alergia
Postado por: Samile Macedo / 03:29h

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, resolução que trata da rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias. A partir de agora, os rótulos devem informar a existência de 17 alimentos considerados alergênicos: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas; e látex natural. A norma prevê ainda que seja informado nas embalagens se os produtos contém derivados dos alimentos. Segundo a Anvisa, nos casos em que não for possível garantir a ausência de contaminação cruzada de alimentos (presença de qualquer alérgeno alimentar não adicionado intencionalmente), o rótulo deve apresentar a seguinte declaração: “Alérgicos: pode conter (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)”. Os fabricantes terão 12 meses para adequar as embalagens. Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até que termine o prazo de validade. (Metro1)

Comente agora
25
Jun
Pesquisadores descobrem droga que consegue reverter o vitiligo
Postado por: Samile Macedo / 02:07h

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale descobriram que um medicamento desenvolvido para tratar artrite reumatoide é capaz de restaurar a pigmentação da em casos de vitiligo. Ao menos foi assim com uma paciente que sofria da doença autoimune onde as células do sistema de defesa do organismo atacante os melanócitos, produtores de melanina. A investigação foi conduzida pela equipe do cientista Brett King, que já havia constatado que o mesmo composto fármaco estimulava o crescimento de cabelo e pelos em pessoas que sofrem de alopécia universal — quando há perda de todos os pelos do corpo. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (24) na revista "JAMA Dermatology". A instituição divulgou um comunicado onde os pesquisadores explicam que já tinham registrado bons resultados em camundongos ao tratar um paciente com a droga Tofacitinib - desenvolvida pela Pfizer -, um caso de psoríase em placas, condição caracterizada por áreas vermelhas escamosas na pele. A partir disso, o autor do estudo decidiram testar o medicamento em uma mulher de 53 anos com vitiligo. Ela tinha grandes manchas brancas no rosto, mãos e outras partes do corpo.

Comente agora
24
Jun
Médico revela que equipe tentou reanimar Cristiano Araújo por mais de uma hora após parada cardíaca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:21h

Médico e amigo de Cristiano Araújo, Dr. Vandervan Azevedo revelou que a equipe responsável pelo resgate do cantor após o acidente de carro sofrido por ele no interior de Goiás, na madrugada desta quarta-feira (24), passou mais de uma hora tentando reanimar a vítima, após uma parada cardíaca. O sertanejo foi encaminhado a um hospital no município de Morrinhos, mas o local não contava com a estrutura necessária para os primeiros atendimentos. Por isso, uma UTI móvel foi acionada para o transporte do paciente até o Hospital de Urgências de Goiânia. Mas, antes do transporte, o profissional detalhou que foi feito um Raio-X que identificou uma fratura no crânio de Araújo. Além disso, ele também tinha um sangramento abdominal. "Nesse momento, o Cristiano ainda estava com vida, acordado, mas confuso. O nível de consciência diminuiu e ele foi entubado", disse ao "Mais Você", da Globo. Durante o trajeto, o artista teve uma parada cardíaca. "Eu alcancei o local onde estava o helicóptero. Tentamos várias manobras de reanimação. Uma hora e trinta minutos de reanimação. Não sei dizer se ele chegou com vida ao hospital ou não", acrescentou. "Fico muito triste. Além de gostar dele como cantor, era meu amigo. Estamos muito chateados com o que aconteceu", lamentou o médico, lembrando também a morte da namorada de Cristiano Araújo, Allana Moraes.

Comente agora
24
Jun
HGE registra 28 feridos por fogos durante o São João
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:14h

Vinte e oito pessoas deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, com ferimentos provocados por fogos durante o São João. Os números, que correspondem ao período de sábado (20) até esta quarta-feira (24), foram divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Foram registradas na unidade de saúde 22 entradas por conta de explosão de bombas, além de seis queimados. No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus também houve registro de uma entrada por conta de fogos de artifício. A quantidade de vítimas mais que dobrou, se comparado com o último boletim divulgado na terça-feira, que tinha 11 feridos. O caso mais grave foi o de uma menino de dois anos que perdeu três dedos da mão direita, depois que um adulto acendeu um explosivo e o fogo despertou a atenção da criança, que correu para cima do artefato segundos antes da explosão. A criança teve de ser submetida a uma cirurgia. Após o procedimento, realizado na tarde desta quarta, o menino foi encaminhado para o setor de pediatria, onde permanece internado. "Ele já chegou com amputação traumatica, perda de três dedos das mãos, e fratura no punho. O estado dele é estável, está bem", disse o diretor médico do HGE, Jorge Mateus. (G1)

Comente agora
24
Jun
Morte de Cristiano Araújo foi causada por hemorragia interna, diz IML
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:30h

Uma hemorragia interna foi a causa da morte do cantor Cristiano Araújo, que sofreu um grave acidente de carro na madrugada desta quarta-feira (24). O sertanejo chegou a ser socorrido para um hospital de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos. "Após o exame necroscópico, pudemos observar que ele foi vítima de uma hemorragia aguda provocada por lesões de grandes vasos abdominais", disse o gerente do Instituto Médico Legal (IML) da cidade, Marcellus Arantes. O cantor também sofreu um traumatismo craniano encefálico e foi encontrado fora do veículo. Segundo Arantes, no entanto, não se pode determinar se ele utilizava ou não o cinto de segurança no banco de trás. "Só será possível confirmar isso após a finalização do laudo cadavérico, que deve sair daqui a dez dias. Esse documento é complementar ao laudo da perícia feita no local", afirmou. Cristiano voltava para casa após um show quando o carro em que estava com a namorada, o empresário e o motorista capotou na BR-153. O motorista, Ronaldo Miranda, e o empresário, Vitor Leonardo, foram socorridos e estão no hospital. A namorada de Cristiano, Allana Moraes, não resistiu e morreu no local.

Um comentário
24
Jun
Motorista e empresário de Cristiano Araújo seguem internados em UTI
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:38h

O Instituto Ortopédico divulgou nesta quarta-feira, 24, o boletim médico de Vitor Leonardo e Ronaldo Miranda Ribeiro, empresário e motorista de Cristiano Araújo que estavam no carro no momento do acidente que matou o cantor sertanejo e a namorada Allana Coelho. De acordo com o hospital o empresário Vitor Leonardo da Silva Ferreira, que estava no banco do carona, encontra-se em regular estado geral. Apresenta escoriações leves na face e em membros inferiores e superiores. Mantém adequados níveis de pressão e respira sem a ajuda de aparelhos. Já o motorista Ronaldo Miranda está em situação semelhante à de Vitor, mas não tem escoriações e está respirando sem ajuda de aparelhos. Os dois estão na UTI do Instituto Ortopédico de Goiânia e vão passar por novos exames de imagem na quinta-feira, 25. Eles chegaram acordados e conversando ao hospital e estão conscientes. O boletim médico é assinado pelo médico Wandervan Azevedo. Uma das linhas de investigação da polícia é de que o motorista teria dormido ao volante. De acordo com a polícia, eles serão convocados a prestar depoimento assim que receberem alta hospitalar. Cristiano Araújo, de 29 anos, e a namorada, Allana Moraes Coelho, de 19, estavam no banco de trás do carro e morreram. O resultado do laudo cadavérico ainda não foi divulgado, mas o delegado Fabiano Henrique Jacomelis trabalha com a hipótese de que eles não usavam cinto de segurança. "Um dos corpos foi arremessado para fora do carro, o que nos leva a crer que não estava com cinto. Se estivesse, isso provavelmente não teria acontecido", avalia. 

O acidente: 

Comente agora
24
Jun
Tratamento contra impotência pode estar ligado a câncer de pele
Postado por: Samile Macedo / 06:24h

A ingestão de medicamentos para impotência, como o Viagra, pode estar associada a um risco aumentado de desenvolver melanoma, um câncer de pele agressivo, de acordo um estudo publicado nesta terça-feira que não estabelece, porém, uma relação de causa e efeito. A enzima denominada PDE5, que é o alvo dessas drogas contra a impotência, também desempenharia um papel no desenvolvimento de melanomas. Diante disso, os oncologistas questionam se as moléculas dos princípios ativos que compõem remédios como o Viagra - as quais neutralizam essa enzima para tratar a disfunção erétil - favorecem a formação de melanomas, explicam os pesquisadores. O estudo foi realizado com base em 20.000 casos médicos registrados na Suécia entre 2006 e 2012, principalmente entre homens brancos, e aparece publicado no Journal of American Medical Association (JAMA). Entre as cerca de 4.065 pessoas diagnosticadas com melanoma no intervalo da pesquisa, 435 (11%) tomavam Viagra ou algum medicamento equivalente, como Levitra, ou Cialis. Uma análise desses dados em comparação com um grupo de controle mostra um risco ligeiramente aumentado de melanoma (+21%) entre os homens que ingeriam um desses três medicamentos. Embora o aumento do risco seja modesto, é considerado "estatisticamente significativo". Estes medicamentos foram associados a alguns melanomas pouco avançados. Os pesquisadores também descobriram uma pequena correlação entre essas moléculas e um risco aumentado (19%) de carcinoma de células basais, um outro tipo de câncer de pele facilmente tratável que se desenvolve de forma diferente do melanoma. 

Comente agora
24
Jun
Alerta! 9 tipos de dores que podem não ser o que parecem
Postado por: Samile Macedo / 05:27h

Até 30% da população adulta dos países ocidentais sofrem com algum tipo dor, segundo dados recentes da “Associação Internacional para o Estudo da Dor". Por isso estar atento a todas elas é muito importante. Algumas dores que parecem comuns podem esconder problemas muito mais sérios do que parecem. Uma simples dor de cabeça, por exemplo, pode ser um dos sintomas de um acidente vascular cerebral (AVC). Para o médico Abel Magalhães, clínico e cardiologista do Vita Check-Up Center, a qualquer sinal de uma dor que a pessoa julgue fora do comum um especialista deve ser imediatamente consultado. "Embora nem toda dor ou desconforto seja indicativo de emergência, algumas situações não devem nunca ser ignoradas", afirma Magalhães. Abaixo estão algumas das dores mais comuns e o que elas podem significar de fato, segundo o médico:

Dor no peito: pode ser sinal de doença nas artérias coronárias, como o infarto agudo do miocárdio.

Dor nas costas: problemas na coluna (músculos, nervos, medula e ossos – vértebras) ou até mesmo doenças do rim.

Dor na barriga: além de apendicite, pode ser pancreatite, obstrução intestinal, doenças do fígado ou da vesícula. 

Comente agora
23
Jun
Especialista alerta sobre risco de som alto para os ouvidos durante São João
Postado por: Samile Macedo / 12:13h

O barulho dos fogos de artifício e de caixas de som de alta potência pode lesar a audição, causar zumbido e perfurar o tímpano e até gerar perda auditiva. A otorrinolaringologista Clarice Saba alerta as pessoas que vão curti os festejos juninos. A médica explica que é importante que as pessoas preservem a saúde auditiva para evitar os danos, às vezes irreversíveis. “Você deve evitar se aproximar do barulho. Você pode ir para o forró, é claro, mas evite ficar próximo à caixa de som. Os fogos de artifício são ainda mais prejudiciais, pois estrondam inesperadamente e se transformam em um trauma acústico. Lembre-se que o som é pressão sonora e um único barulho pode lesar a sua saúde auditiva para sempre”, afirma. A especialista orienta os pais a tomarem cuidados com a saúde auditiva das crianças através de protetores auriculares. Os que trabalham nos locais de superexposição também devem tomar cuidados. O tempo de exposição, a intensidade do som e a distância entre a pessoa e a fonte sonora influenciam diretamente nesta possível lesão. Caso o indivíduo tenha zumbido ou dores de ouvido, o indicado é evitar novo contato com o barulho, fazer um repouso auditivo e procurar ajuda profissional. “O volume de 85 decibéis é suportável por até oito horas consecutivas. Para cada cinco decibéis a mais, o limite cai pela metade.

Comente agora
23
Jun
Pessoas que dormem mais cedo são mais felizes, diz estudo
Postado por: Samile Macedo / 09:35h

Dormir tarde e pouco pode estar ligado ao grau de preocupação no seu dia a dia, acredita? Segundo os pesquisadores da Binghamton University, pessoas com esse hábito costumam ter pensamentos negativos com maior frequência do que as pessoas que dormem cedo. Os responsáveis pelo estudo, Meredith Coles e Jacob Nota, conta que ter dificuldades na hora de dormir é algo comum em certos problemas de saúde: ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e transtorno obsessivo compulsivo são exemplos. Como diz a pesquisa publicada na Cognitive Therapy and Research, estas pessoas “tendem a se preocupar excessivamente com o futuro, sofrer pelo passado e vivenciam pensamentos intrusivos muito densos”.

EstudoA pesquisa convidou 100 jovens adultos para participar de alguns testes. Eles tinham que responder a um questionário e completar duas tarefas em um computador. Enquanto isso, a equipe media os níveis de preocupação e obsessão por problemas variados. Os entrevistados também incluíram informações da rotinas de sono para o controle dos pesquisadores. Com isso, o resultado do estudo mostrou que aqueles com menores períodos de sono dormidos – ou que iam dormir muito tarde – se mostraram com pensamentos negativos mais repetitivos. (iBahia)

Um comentário
23
Jun
SUS terá novos remédios para tratar hepatite C
Postado por: Samile Macedo / 08:51h

O Sistema Único de Saúde (SUS) contará com três novos medicamentos para o tratamento da hepatite viral C crônica. A utilização do sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir na rede pública está previsto em portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde. A informação foi publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União. A adesão foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, o novo tratamento tem taxa de cura de 90%, enquanto o atual tem eficácia de cura que varia entre 50% e 70%. Outro benefício sinalizado é a redução do tempo da terapia, de 48 semanas para 12 semanas. Pacientes que acabaram de receber o diagnóstico de hepatite C poderão utilizar a nova medicação. Pessoas que já completaram o tratamento atual, mas não se curaram, também farão o uso. Os novos medicamentos serão adquiridos pelo Ministério da Saúde para distribuição aos estados. Espera-se que no primeiro ano de uso será obtido o suficiente para o atendimento de 15 mil pacientes. A estimativa é que o valor da compra seja de R$ 500 milhões. (Metro1)

Comente agora
23
Jun
Celular é companheiro inseparável? Veja quais são os danos a sua saúde
Postado por: Samile Macedo / 06:17h

O celular é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essencial no dia a dia - mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano. Se você sente constantes dores de cabeça, um couro cabeludo extremamente sensível ou um incômodo atrás de um olho, a culpa pode estar no uso indevido do smartphone. Especialistas dizem que são cada vez mais comuns os casos de "text neck" - "pescoço de texto" em tradução livre -, dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular. Segundo a fisioterapeuta Priya Dasoju, a "pescoço de texto" também pode levar a dores no braço e no ombro. "O que estamos vendo são cefaleias cervicogênicas", afirmou. Ela diz que o problema vem de tanto inclinar a cabeça para frente da tela do celular, e isso cria uma pressão intensa nas partes frontais e traseiras do pescoço. Esse problema pode se agravar e, em alguns casos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital. É uma condição neurológica em que os nervos occipitais – que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo – ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca. "Cerca de 30% dos nossos pacientes que vemos têm nevralgia occipital", disse a osteopata Lola Phillips. "Você tende a ter esse problema quando usa muito tablets, laptops ou smartphones. Você começa a sentir uma tensão na parte da frente do pescoço e uma fraqueza na parte de trás dele." A dor pode ser intensa, como se o pescoço estivesse "queimando", e começa na base da cabeça, se estendendo por toda a parte superior, no couro cabeludo. Geralmente, as dores começam na parte de trás da cabeça, no nervo occipital, mas às vezes elas ficam localizadas mais na parte da frente, acima dos olhos. 

Comente agora
23
Jun
Nove queimados por fogos de São João são atendidos no HGE em 2 dias
Postado por: Samile Macedo / 06:14h

Entre sábado (20) e domingo (21), nove pessoas buscaram atendimento médico no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, vítimas de queimaduras de fogos de São João. O balanço é divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que deve emitir um novo boletim, com números atualizados sobre os atendimentos a vítimas de queimadura neste período junino. O médico André Luciano Andrade, diretor do HGE, unidade de saúde que é referência em tratamento de queimaduras, alerta que o número de atendimentos tende a crescer. De acordo com o especialista, a maior procura na unidade de saúde costuma acontecer após o encerramento da festa de São João. As principais orientações para evitar acidentes são obedecer às orientações do fabricante, contidas na embalagem, e nunca deixar criança soltar fogos sozinha. No ano passado, entre os dias 22 e 24 de junho, o Hospital Geral do Estado atendeu 41 pessoas, das quais 29 por queimaduras diversas, incluindo fogos de artifício, e 12 causadas por explosão de bomba. No ano anterior, a unidade registrou 45 atendimentos a vitimas - 19 por queimaduras diversas e 26 por explosão de bomba.

Pronto atendimentoDe acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a Bahia possui Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) capacitadas para atender ocorrências de lesões consideradas leves. Já para casos mais graves, onde a vítima tenha mais de 20% do corpo queimado, os hospitais gerais de Salvador e de Santo Antônio de Jesus são a melhor escolha para atendimento. (G1)

Comente agora
23
Jun
Confira o plantão de ocorrências registradas no HRSAJ no período junino
Postado por: Samile Macedo / 04:59h

- Tamima Vasconcellos Dias, 21 anos, Terezinha Gomes do Carmo, 76 anos, Jaqueline Do Carmo Silva, 37 anos, Carlos Santos Sales, 37 anos e Carlos Augusto Aguiar, 38 anos vítimas de um capotamento de ônibus no entroncamento de Laje, Br-101 na madrugada desta terça-feira (23) sofreram escoriações, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus por volta das 3h30 da manhã e permanecem em observação sem risco de morte.

-Vagner Silva dos Santos, 26 anos, morador do Conjunto Habitacional Zilda Arns foi baleado por dois disparos de arma de fogo nas costas e nas nádegas foi levado pelo SAMU para o Hospital Regional.

-Anderson Santos dos Santos, 18 anos, residente na Rua Mavida foi atingido por disparos de arma de fogo na última segunda-feira (23) em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na unidade de saúde.

-Wellington Damasceno, 21 anos, morador da Avenida Luís Vianna em Santo Antônio de Jesus foi baleado e deu entrada na emergência do HRSAJ.

-Amauri dos Santos Pereira, 27 anos, residente no Bairro Santa Terezinha ficou ferido devido a disparos de arma de fogo no último domingo em Santo Antônio de Jesus.

-Wesley Cerqueira dos Santos, 18 anos, morador da Rua Bela Vista foi agredido por arma branca, deu entrada na unidade de saúde, foi medicado e liberado.

Comente agora
23
Jun
Turista paulista morre após comer empada contaminada em praia de Porto Seguro
Postado por: Samile Macedo / 03:08h

Uma empresária do interior de São Paulo que estava visitando a cidade de Porto Seguro, a 392 Km de Salvador, morreu após ficar 20 dias internadas por conta de uma infecção intestinal. Segundo o site da região, Radar 64, Celina Mattos, 68 anos, passou mal depois de comer uma empada de camarão na praia de Arraial D’Ajuda. A turista estava na cidade desde o último dia 31, quando embarcou em viagem de férias com o marido. Segundo relato do filho, Fábio Mattos, os dois estiveram no dia 2 de junho na praia e ela comprou uma empada de camarão. “No mesmo dia ela passou mal. Ela foi internada no dia 6 de junho (sábado). A viagem, que seria de uma semana, não terminou. Ela foi para a UTI onde permaneceu 20 dias internada e ontem (domingo, dia 21) morreu”, disse Fábio ao Radar 64. Os exames necroscópicos apontaram como causa da morte infecção generalizada causada pela bactéria salmonela. O corpo da empresária será sepultado nesta terça-feira (23), após a chegada do traslado de Porto Seguro para Rio Preto, cidade onde ela residia. (Aratu)

Comente agora
22
Jun
Novo vírus detectado no Brasil causa paralisia nas pernas e pode até matar
Postado por: Samile Macedo / 10:27h

Um novo vírus capaz de causar paralisia e até de matar foi descoberto no Brasil. Pesquisadores da Fiocruz encontraram o gemycircularvirus em fezes de crianças de Manaus, no Amazonas, mas o micro-organismo também pode estar no Rio de Janeiro. A infecção afeta pessoas de todas as idades, principalmente quem mora em locais sem saneamento. Não se sabe como o vírus, presente em países da Ásia, chegou aqui. A descoberta é de pesquisa do Instituto Leônidas e Maria Deane, que faz parte da Fiocruz Amazônia. Uma das responsáveis pelo trabalho, Patrícia Puccinelli Orlandi, bióloga e pesquisadora da instituição, conta que, no início dos estudos, pensou se tratar de uma variação do rotavírus, já que os sintomas são semelhantes — diarreia e vômito. “Mas relatos de médicos da região sobre crianças que ficaram paralisadas aguçaram nossa curiosidade científica para descobrir a causa do problema”, declara. E é justamente o agravamento do quadro clínico o principal diferencial entre o rotavírus e o gemycircularvirus. Em alguns casos, ocorre a paralisia flácida, ou seja, o paciente não consegue mexer as pernas por até uma semana. “É diferente da fraqueza provocada pela diarreia. É uma paralisia total, o paciente não se sustenta”. Segundo ela, o novo vírus pode migrar para o sistema nervoso central, provocar encefalite e levar à morte. A bióloga alerta que o novo micro-organismo pode estar circulando em outros estados do país. “Descobrimos em Manaus, mas não podemos dizer que não está em outros locais. O fato é que ninguém havia procurado esse vírus até então, já que ele é novo”, explica. 

Comente agora
22
Jun
Milionário tem alta do hospital após passar por cirurgia cardíaca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:54h

O cantor Milionário, de 75 anos, que passou por uma cirurgia do coração na última segunda-feira (15), em São José do Rio Preto (SP), teve alta nesta segunda-feira (22) e já deixou o hospital. Segundo a filha do cantor, Joana Matos, ele ainda permanece na cidade para exames, mas poderá voltar em breve a Mogi Mirim (SP), onde mora. Apesar da alta, o cantor ainda deve continuar de repouso e só poderá voltar aos palcos depois de mais de dois meses de recuperação.

Pausa para repensar carreira

A filha do cantor afirmou que o pai deve usar o repouso para repensar a carreira. “Ele tem esse tempo de repouso e deve usar para pensar se continuará na carreira solo ou não. Vamos ver o que será o melhor para ele. Ele tinha agenda para cumprir até setembro, em contratos feitos com a dupla Milionário e José Rico ainda. Pelo que sei o empresário da dupla está vendo como será feito”, afirma a filha.

Comente agora
22
Jun
Lésbicas têm mais orgasmos do que mulheres hetero e bissexuais
Postado por: Samile Macedo / 09:19h

Um estudo realizado nas universidades de Indiana, Emory e Rutgers revelou que lésbicas têm mais orgasmos do que mulheres heterossexuais e bissexuais. Publicada no Jornal da Medicina Sexual, a pesquisa foi feita por meio de questionários nos quais os participantes relataram a "porcentagem de tempo que experimentam o orgasmo durante relações sexuais" com seus parceiros habituais. Entre as categorias de gênero, o participante poderia marcar "masculino" ou "feminino", enquanto as categorias de orientações sexuais eram "heterossexual", "homossexual" e "bissexual". No total, participaram 1.350 mulheres e 1.497 homens que tiveram experiências sexuais nos 12 meses anteriores ao estudo. Com relação a gênero, o resultado foi que homens têm mais orgasmos que mulheres: 85,1% dos homens, contra 62,9% das mulheres. Entre eles, o número de indivíduos que afirmou chegar lá durante as relações não variou muito entre as orientações sexuais. No caso das mulheres, foi apontada uma diferença significativa: 61,1% das mulheres heterossexuais relataram uma média de orgasmos, 58% das bissexuais e 74,7% das homossexuais. Para os pesquisadores, a vantagem das lésbicas está relacionada ao conhecimento do corpo feminino. "Uma possível explicação é que [...] as mulheres lésbicas estão mais familiarizadas com o corpo feminino e, portando, são mais capazes de induzir orgasmos em suas parceiras". (BN)

Comente agora
22
Jun
Sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros e é mais comum entre mulheres
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:22h

O sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros, divulgou hoje (22) o Ministério do Esporte, na pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte. Os números foram coletados em 2013 e dão conta de que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte. O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%. Segundo a pesquisa, 25,6% dos entrevistados praticam esportes e 28,5%, atividades físicas, como caminhada. Entre os homens, a prática de esportes supera a de atividades físicas, com 35,9% contra 22,9%. Já as mulheres praticam mais atividades (34%) do que esportes (15,6%). O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton, que defendeu o aumento da prática esportiva com escolas de tempo integral. Na população de 15 e 16 anos, o sedentarismo chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta, atingindo 40,7% na faixa etária de 25 a 34 anos e 64,4% entre 54 e 74 anos. A chegada ao mercado de trabalho é apontada como uma das causas para o abandono da atividade física. Segundo a pesquisa, 69,8% das pessoas que abandonam a prática de esportes ou atividades físicas afirmam que a falta de tempo para conciliar com o trabalho e os estudos foi a causa.

Comente agora
22
Jun
Gorduras trans afetam a memória
Postado por: Samile Macedo / 06:19h

As gorduras trans podem ter um impacto negativo na memória. Segundo um estudo da Universidade de Califórnia-San Diego, nos Estados Unidos, o consumo elevado destas gorduras, muito presentes em alimentos processados e que melhoram o seu sabor, textura e validade, provoca uma deterioração nas funções ligadas à memória em homens com 45 anos ou menos. “Do ponto de vista da saúde, o consumo de gorduras trans tem sido associado ao excesso de peso e doenças cardíacas. Eu digo aos meus pacientes que, apesar das gorduras trans aumentarem a vida útil alimentos, reduzem a vida das pessoas “, destacou Beatrice Golomb, principal autora do estudo, citada pelo ABC. Os investigadores do grupo de Beatrice analisaram 1018 homens saudáveis ativos e concluiu que aqueles que ingeriam maiores quantidades de gorduras trans mostraram um pior desempenho numa prova de memória. Em um teste onde teriam de analisar 104 cartas e assinalar se cada palavra era nova ou estava duplicada, os que consumiram uma quantidade maior destas gorduras se recordavam de menos palavras do que os homens que ingeriram menos alimentos desse tipo. (Notícias ao Minuto)

Comente agora
22
Jun
Olhos vermelhos na piscina? A culpa não é do cloro
Postado por: Samile Macedo / 05:36h

Michael J. Beach é um dos responsáveis do Centro de Controle de Doenças britânico e especializado na qualidade das águas. Foi ele quem revelou que não existe relação entre os olhos vermelhos e o cloro, segundo o site ‘Action Four News’. O especialista que, na verdade, é o suor e a urina que são responsáveis por esse efeito, quando se juntam ao cloro. “O cloro liga-se às coisas que tenta eliminar da água e forma estes irritantes químicos. É isso que causa os olhos vermelhos. É o cloro juntamente com a urina e o suor”, explicou. Ou seja, a existência de chuveiros perto das piscinas não é uma opção para os mais obcecados com limpeza, é mesmo uma obrigação para que não sejam levados para as piscinas fluídos corporais que não pertencem lá. (Notícias ao Minuto)

Comente agora
22
Jun
Inverno começou ontem e população deve ter cuidados especiais com saúde
Postado por: Samile Macedo / 02:48h

O inverno começou oficialmente neste domingo (21) e a diminuição da temperatura deve vir acompanhada de cuidados com a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas propensas a doenças respiratórias. Segundo o médico alergista, José Carlos Perini, as mudanças bruscas de temperatura que ocorrem ao longo do dia causam um estresse no corpo fragilizando a resistência orgânica. Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Perini explica que muitos hábitos - como fechar os ambientes em casa, no trabalho, no carro e até mesmo no transporte coletivo - acabam atrapalhando a imunidade do organismo. “Esse enclausuramento por causa da temperatura é um fator de risco e facilita a proliferação de vírus pelo ambiente. Quando fazemos isso em casa também ajudamos os ácaros, fungos e mofo a proliferarem mais rapidamente”, disse. A dica do alergista é fazer circular o ar no ambiente, deixando uma fresta da janela aberta no transporte e em casa durante o dia, e evitar aglomerações. Ele aconselha ainda as pessoas, principalmente os alérgicos, a lavarem as roupas que estão guardadas há certo tempo, antes de usar, porque elas acumulam mofo. O período frio também vem acompanhado da proliferação de vírus respiratórios, que aumentam manifestações respiratórias, como a gripe, o resfriado e a rinite alérgica, disse Perini, explicando que os pacientes com asma devem ter mais atenção, já que a frio simula a contração do pulmão e pode agravar o problema. “A pessoa que tem doença crônica deve ter o acompanhamento de um médico. No Brasil, apenas 10% a 15% das pessoas que têm asma usam os tratamentos adequados e é absurdo porque já há acesso gratuito a medicamentos”, disse o alergista, destacando que entre 2,5 mil e 3 mil pessoas morrem de asma no Brasil todos os anos. 

Comente agora
21
Jun
Veja riscos de fogos juninos e como cuidar dos 3 tipos de queimaduras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:21h

O clima de São João toma conta da Bahia em junho, período marcado pela animação das músicas, quadrilhas e comidas típicas. Contudo, é importante que as pessoas que vão curtir as festas juninas fiquem atentas às medidas preventivas para evitar acidentes com fogos de artifícios e saibam como agir em caso de queimaduras. Segundo informações do Hospital Geral do Estado (HGE), referência na Bahia em assistência às vítimas de queimaduras, 41 pessoas foram atendidas pela Unidade de Queimados do HGE, sendo 29 por queimaduras diversas, inclusive fogos de artifício, e 12 por explosão de bomba entre os dias 22 e 24 de junho de 2014. Em 2013, no mesmo período, o HGE registrou 45 atendimentos a pacientes vítimas de queimaduras, sendo 19 de queimaduras diversas e 26 por explosão de bomba.

Lesões: Segundo a dermatologista Juliana Chieppe, os fogos de artifício podem causar os três tipos de queimadura: 1º grau, 2º grau superficial e profunda e 3º grau. As principais sequelas são cicatrizes, manchas permanentes e amputações de membros, em casos mais graves. No caso das queimaduras mais graves, o ferimento pode ser tão profundo que atinja o músculo, necessitando de enxerto. Ainda segundo a médica, a queimadura de 1º grau atinge a camada mais superficial da pele, a epiderme, e se apresenta como uma lesão vermelha, quente e dolorosa, como a queimadura solar. A queimadura de 2º grau pode ser superficial, quando gera bolhas e muita dor, e profunda, quando é menos dolorosa e a base da bolha é branca e seca. "Um exemplo desse tipo de queimadura é a provocada por fogos de artifício, que muitas vezes deixa cicatrizes", explicou. "Já a queimadura de 3º grau é indolor, acomete todas as camadas da pele, podendo chegar até os ossos e gerar sérias deformidades", disse. "Fogos de artifício também podem causar esse tipo de queimadura", afirmou Juliana Chieppe.

Cuidados

Comente agora
21
Jun
Doença de chagas atinge mais de 80 mil pessoas na Europa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:51h

Mais de 80 mil pessoas na Europa já afeta mais de 80 mil pessoas, com metade dos casos registrados na Espanha, por ser porta de entrada para latino-americanos, onde esse mal é endêmico em vários países. A informação foi divulgada pelo especialista em Doenças Tropicais Desatendidas da OMS (Organização Mundial da Saúde), Pedro Albajar, em um evento realizado nesta quinta-feira (18) na Casa da América, em Madri, para conscientizar sobre uma doença que soma aproximadamente oito milhões de pessoas em todo o mundo. A doença de Chagas é uma doença tropical infecciosa causada por um parasita comum em zonas rurais da América Latina e que se alimenta de sangue. As pessoas contagiadas podem transmitir a doença a outros por meio de transfusões de sangue, transplantes de órgãos ou de mães a filhos no momento da gravidez, afirmou o diretor da Unidade de Medicina Tropical do Hospital madrilenho Ramón e Cajal, Rogelio López-Vélez. Segundo diretor, a Europa não tem o inseto transmissor, mas o intercâmbio entre a América Latina e Europa faz com que a doença esteja presente no velho mundo. Para ele, um dos principais problemas é a falta de informação e "o medo dos supostos pacientes", que relacionam a doença com a morte, assim como o medo que têm de ser discriminados pela sociedade. No mundo, "99% dos oito milhões de afetados não estão sendo tratados", afirmou a presidente da Fundação Mundo Saudável, Silvia Gold. A patologia pode estar presente no corpo durante décadas sem que sintomas apareçam, e quando ela se mostra, afeta órgãos como o coração, em 80% dos casos.

Comente agora
21
Jun
Estudo diz que chocolate emagrece, mas tudo não passava de uma farsa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:48h

Um estudo publicado em abril na revista científica "International Archives of Medicine" chegou à conclusão de que comer chocolate "aumenta significantemente" as chances de emagrecer durante uma dieta. Parecia bom demais para ser verdade. E realmente era. Nesta quarta-feira (27), o autor revelou, em um artigo publicado no blog "io9", que tudo não passou de uma farsa. Seu objetivo era mostrar como estudos de péssima qualidade científica na área de dietas conseguem facilmente entrar para as manchetes de publicações da área. As conclusões tendenciosas do estudo realmente tiveram destaque em grandes meios de comunicação, entre sites, revistas e jornais de vários países.

Como foi o esquema: O autor da farsa é o jornalista John Bohannon. Ele se juntou a um grupo que incluía um médico e um estatístico e recrutou, pelo Facebook, 15 voluntários para participar do experimento. Cada um recebeu 150 euros para participar da pesquisa por três semanas. Eles foram divididos em três grupos. Cada um deveria seguir uma dieta diferente. Uma delas incluía comer uma barra de chocolate com alto teor de cacau por dia. No fim das contas, o grupo que comeu chocolate perdeu peso 10% mais rápido. O dado realmente foi observado nos participantes, porém é insignificante do ponto de vista científico. Isso porque o número de pessoas testadas - apenas 15 - é muito baixo para se chegar a qualquer conclusão confiável. O grupo inventou um instituto chamado "Institute of Diet and Health", que seria a instituição onde o estudo-farsa teria sido feito, e o submeteu à revista científica "International Archives of Medicine". O artigo foi aprovado sem questionamentos, apesar de a publicação alegar que "todos os artigos submetidos à revista são revisados de maneira rigorosa".

Objetivo atingido: 

Comente agora
21
Jun
Antibiótico para tratar sífilis está em falta no Brasil
Postado por: Samile Macedo / 05:37h

A penicilina benzatina, muito conhecida pelo nome comercial Benzetacil, um antibiótico usado para tratar sífilis e outras infecções, está em falta no Brasil tanto no setor público quanto no privado. A crise de abastecimento, que segundo o Ministério da Saúde é provocada por escassez de matéria-prima, tem preocupado os médicos. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) já manifestou sua preocupação em ofício enviado para o Ministério da Saúde recentemente. “O fornecimento da penicilina benzatina está intermitente e isso é um problema muito sério”, diz o médico Luís Fernando Aranha Camargo, da SBI. Ele diz que a falha no fornecimento atinge os setores público e privado. “Sendo a penicilina um tratamento extremamente simples contra a sífilis – de uma a quatro injeções já resolvem – a falta é um grande problema.” Segundo o médico sanitarista Artur Kalichman, do Programa Estadual DST/Aids do Estado de São Paulo, a dificuldade de disponibilidade da penicilina não é aguda no momento, mas pode piorar. “Existe pouca oferta de penicilina e isso tem que aumentar. Ela é importante no tratamento da sífilis. Tem drogas que podem ser usadas em substituição, mas a primeira opção é a penicilina”, afirma Kalichman. Caso não seja tratada, a sífilis pode comprometer o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular. A sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê, pode causar mal-formação do feto. 

Falta de matéria-primaEm nota, o Ministério da Saúde afirma que vem monitorando e acompanhando a produção nacional do medicamento ao lado dos laboratórios produtores, que alegam dificuldades na produção devido à “escassez mundial no suprimento de matéria-prima”. 

Comente agora
21
Jun
Cebola pode reduzir em até 14% chance de desenvolver câncer
Postado por: Samile Macedo / 03:56h

Conhecida como um dos principais temperos, a cebola apresenta um sabor inconfundível, forte e ácido, e um cheiro penetrante. Muitas pessoas não suportam essas características do legume, principalmente quando cru sobre o prato. Mas é importante reconsiderar, pois, além de saborosa, o vegetal apresenta diversos benefícios para a saúde. A cebola é rica em diversas vitaminas como, por exemplo, vitamina A, B1, B2, B3 e C, além de fornecer ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio e sódio ao nosso organismo, nutrientes importantes para manter um corpo saudável e prevenir algumas doenças. O vegetal também é indicado para as pessoas com problemas de circulação, uma vez que apresenta um alto grau de quercetina, um importante flavonoide que favorece a circulação sanguínea, e também o silício, que ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias. Um estudo do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, afirma que quem come cerca de uma cebola durante a semana, reduz em até 14% a probabilidade de desenvolver câncer. A pesquisadora Carlotta Galeone, estendeu a pesquisa e chegou à conclusão que a proteção que a cebola oferece está proporcionalmente ligada às porções ingeridas. Dessa forma, duas cebolas semanais são suficientes para derrubar em 56% a chance do câncer de laringe, em 43% o de ovários e em 25% o de rins. 

Comente agora
20
Jun
'Estou bem', diz Solange Couto após ser internada em hospital do Rio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:24h

A atriz Solange Couto, que foi internada na manhã deste sábado (20) no hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, usou as redes sociais para acalmar seus fãs e dizer que passa bem. "Quero agradecer a todos pelas mensagens de carinho (...) Quero acalmar a todos vocês, apenas passei mal e estou em observação. Estou BEM (...) Um beijo grande e amo vocês", disse através do Facebook.De acordo com a assessoria de imprensa, a atriz foi submetida a uma cirurgia para implantar um cateter no coração (angioplastia). "A paciente encontra-se no CTI em observação, lúcida e respondendo à terapia instituída", diz a nota.Aos 58 anos, Solange está escalada para voltar à Globo em "Malhação", após cinco anos longe da emissora, segundo o site Ego.

Comente agora
20
Jun
Solange Couto passa por angioplastia após infarto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:38h

Solange Couto precisou ser atendida às pressas por médicos na manhã deste sábado, 20, após sofrer um infarto. A atriz estava em casa quando começou a sentir fortes dores no peito e foi levada ao Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.  Segundo a assessora de imprensa de Solange, a atriz foi submetida a uma angioplastia, cirurgia realizada no coração para implantar um catéter. Ela continuará internada, mas ainda não é possível dizer por quanto tempo. "Mas os médicos disseram que ela deve ser liberada logo, se continuar reagindo bem", contou a porta-voz. De acordo com o boletim médico divulgado na tarde deste sábado, a atriz está no CTI (Centro de Terapia Intensiva): "Solange Couto deu entrada hoje em caráter de emergência e foi submetida a um procedimento de angioplastia. A paciente encontra-se em observação, lúcida e respondendo à terapia instituída". Solange, de 58 anos, não tem histórico de problemas cardíacos, segundo a assessora. "Ontem mesmo ela estava ótima. Encenou a peça e não sentiu nada", disse ela, citando o espetáculo "Cinco mulheres por um fio", em cartaz no Teatro Sesi, no Rio de Janeiro. Por causa do ocorrido, as apresentações deste sábado e domingo, 21, foram canceladas. Novas datas serão remarcadas em breve, segundo a produção. Amiga da atriz, Antônia Fontenelle foi visitá-la no hospital e comentou a situação. "Agora já está tudo bem, graças a Deus. A Solange está dormindo um pouco. Foi só um susto", disse, ao Ego, aliviada.

Comente agora
20
Jun
Saiba o que é assimetria craniana em bebês
Postado por: Rodrigo Almeida / 12:00h

A assimetria craniana em bebês é caracterizada por deformidades de formato na cabeça da criança. Existem dois tipos principais: a plagiocefalia posicional (quando um lado é achatado e o outro proeminente) e a braquicefalia (quando há o achatamento de toda a parte de trás da cabeça do bebê). “A assimetria é sempre causada por um apoio excessivo numa mesma região da cabeça, em uma fase em que a cabeça do bebê cresce muito rápido”, conta Gerd Schreen, médico especialista em assimetria craniana, da clínica Heads. Esta fase compreende desde a gestação até por volta de um ano e meio de idade. Na gestação, existem alguns fatores que favorecem o surgimento da deformidade no crânio: gestação de gêmeos, oligo-hidrâmnio – que é a baixa quantidade de líquido amniótico na barriga da mãe –, e até mesmo quando o bebê se encaixa precocemente na pelve da mãe.

Bebê conforto: Segundo Gerd Schreen, 12% dos bebês saudáveis nascem com algum grau de assimetria craniana, mas como a causa da deformação é intrauterina, geralmente, o problema é sanado rapidamente após o nascimento. “Na verdade, a maioria dos pacientes que atendemos são bebês que nasceram com a cabeça perfeitamente simétrica, ou dentro da normalidade, e desenvolveram a assimetria após o nascimento”, afirma Gerd. O apoio excessivo de uma parte da cabeça do bebê se dá principalmente durante o sono, se o bebê dorme sempre com a cabeça virada para o mesmo lado ou para cima. Gerd ainda cita que restringir os movimentos da criança em carrinhos e outros dispositivos por muito tempo pode favorecer o aparecimento da assimetria: “O bebê conforto é um dispositivo de segurança de uso obrigatório no carro, mas fora dali, os pais não devem usá-lo porque a cabeça do bebê encaixa e não tem muito para onde se movimentar”.

Tratamento: O primeiro passo para iniciar a correção de uma possível assimetria é identificar se ela está fora da faixa de normalidade e precisa realmente ser tratada.

Comente agora
20
Jun
Como combater a obesidade infantil
Postado por: Rodrigo Almeida / 11:21h

Ao longo das últimas décadas, os hábitos de vida e de alimentação das crianças mudou drasticamente. O atual estado de insegurança que levou a maior parte das famílias das grandes cidades a se mudar de casas para apartamentos, a melhora na renda das famílias de classe baixa e maior acesso aos alimentos industrializados, entre outros fatores, potencializou o surgimento de uma geração de crianças que se exercita cada vez menos e consome cada vez mais calorias. Mas, ao contrário de antigamente, quando os quilinhos a mais eram orgulho dos pais, por serem sinônimo de saúde, hoje sabe-se que eles são, na verdade, porta de entrada para uma das principais epidemias do século 21: a obesidade infantil. Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde apontam que uma em cada três crianças de cinco a nove anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os meninos, 16,6% são obesos, enquanto as meninas somam 11,8%. Comparada com pesquisas anteriores, o excesso de peso entre as crianças mais do que triplicou desde 1974: Passou de 9,7% para 33,5% atualmente. A obesidade entre os meninos era de apenas 2,9% do total e nas meninas, o índice era de apenas 1,8%. Uma em cada três crianças sofre com a doença no Brasil e projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que até 2025 o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões, caso nada seja feito. Daniel Gentil, médico especialista em gestão de saúde da plataforma AbVita, explica que a obesidade na infância pode resultar em sérios riscos à saúde e, no futuro, desencadear ainda outros problemas de saúde como apnéia do sono, déficit de atenção, problemas sociais e psicológicos como estigmatização e baixa auto-estima, colesterol elevado, problemas nas articulações e maior risco de acidente vascular cerebral.

Comente agora
20
Jun
O que era bom agora ficou melhor, Farmácia da Cidade manipulação e drogaria em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:59h

Comente agora
20
Jun
Mães que amamentam tem menos risco de ter Mal de Alzhaimer
Postado por: Samile Macedo / 08:56h

Mais um benefício gerado pelo ato de amamentar foi descoberto, desta vez para as mães. As que dão peito para os filhos correm menor risco de, no futuro, virem a desenvolver o Mal de Alzheimer. E o risco diminui quanto maior é o período de duração da amamentação. Mas porque isso ocorre? Segundo o “JournalofAlzheimer’s Disease”, a ligação pode ter relação com certos efeitos biológicos da amamentação. Por exemplo, a insulina, que sofre uma drástica redução durante o período gestacional, é restaurada com o processo de aleitamento materno. Como se sabe, a doença de Alzheimer é caracterizada pela resistência à insulina no cérebro. Uma hipótese que possa também justificar essa ligação é que a amamentação priva o corpo da progesterona, compensando os elevados níveis de hormônio que são produzidos durante a gravidez. A progesterona é conhecida por diminuir a sensibilidade dos receptores de estrogênio do cérebro, que pode desempenhar um papel protetor contra a doença de Alzheimer. 

Comente agora
20
Jun
Uso de agrotóxicos no Brasil cresce mais de duas vezes e meia em dez anos
Postado por: Samile Macedo / 07:42h

O uso de agrotóxicos na agricultura brasileira mais do que dobrou entre os anos de 2002 e 2012, divulgou hoje (19) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), o uso de agrotóxicos saltou de 2,7 quilos por hectare (kg/ha) em 2002 para 6,9 quilos por hectare em 2012, uma variação de cerca de 155%. Segundo o IBGE, os produtos mais usados em 2012 são os considerados perigosos ou muito perigosos, com 64,1% e 27,7% do total de produtos comercializados naquele ano. Os herbicidas foram os agrotóxicos mais comercializados no período, com 62,6% do total de vendas, seguidos pelos inseticidas, com 12,6%, e pelos fungicidas, com 7,8%. O uso de agrotóxicos por área foi maior na Região Sudeste, com 8,8 quilos por hectare, e o estado de São Paulo foi o que fez o uso mais intenso em 2012, com 10,5 kg/ha. O segundo estado com maior uso de agrotóxicos é Goiás, com 7,9 kg/ha, e o terceiro Minas Gerais, com 6,8 kg/ha. O menor uso de agrotóxicos foi verificado no Amazona e no Ceará, onde o valor é menor que 0,5 kg/ha. (iG)

Comente agora
20
Jun
Usar fio dental pode prolongar sua expectativa de vida
Postado por: Samile Macedo / 05:50h

Ninguém sabe ao certo quando vai morrer, mas algumas mudanças simples de hábitos podem garantir alguns anos a mais na vida das pessoas, como, por exemplo, o uso regular de fio dental. Pelo menos é isso que sugere Thomas Perls, professor de medicina da Universidade de Boston. O especialista desenvolveu uma calculadora capaz de estimar com quantos anos uma pessoa vai morrer. O cálculo é feito a partir de perguntas que avaliam o estilo de vida das pessoas, se elas seguem uma alimentação regrada, se fazem exercícios físicos regularmente e até mesmo se usam o fio dental todos os dias. O uso do fio dental não só previne a cáries, mas também outras doenças que podem ser fatais, como câncer de boca, HPV, diabetes, doenças renais e até mesmo problemas cardíacos. Um levantamento recente da Universidade do Texas indicou que pessoas com doenças periodontais estão mais suscetíveis a contraírem infecção oral por HPV.

Comente agora
20
Jun
Por essa você não esperava: rir alto pode ter influência genética!
Postado por: Rodrigo Almeida / 05:01h

O filme é uma nova comédia, você vai ao cinema com algum amigo e acaba estranhando o fato de que muita gente riu em uma cena que você nem achou engraçada. Isso nos mostra que humor é relativo, e as pessoas riem de coisas diferentes por motivos diferentes. Além disso, quando o assunto é humor, varia também o tipo de risada: tem quem ria de maneira mais comedida, assim como tem quem não se controle diante de um fato engraçado e saia por aí gargalhando. Se você não é do tipo que ri alto, possivelmente já se perguntou se há alguma coisa errada, se as pessoas que gargalham são exageradas, ou até mesmo se você é algum rabugento qualquer que não acha nada engraçado. A explicação para isso parece estar na genética. A verdade é que alguns genes têm responsabilidades ainda maiores do que imaginávamos, e acabam influenciando a forma como fazemos compra e, inclusive, como dormimos – ou não, no caso dos insones. O professor Keith A. Young dedicou 20 anos de sua vida estudando a forma como a genética influencia nosso comportamento.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com