As comentadas


Boa tarde , Quinta-feira, 30/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

28
Jul
HRSAJ divulga resultado final do processo seletivo para Fisioterapia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:06h
  • Fisoterapia
  • Nome:
  • 1º. Elbert Trindade Miranda
  • 2º. Igor Santana Batista Soares
  • 3º. Mônica Caldas Soarez
  • 4º. Cintia Maria dos Santos Barbosa
  • 5º. Laira Silveira Lopes
  • 6º. Zâmara Almeida de Matos
  • 7º. Elisama Felix dos Santos
  • 8º. Araly Mota Leandro
  • 9º. Jonas de Oliveira Souza
Comente agora
28
Jul
Campanha nacional incentiva diagnóstico da hepatite C
Postado por: Letícia Oliveira / 17:22h

Quem tem mais de 45 anos deve prestar atenção. Está no grupo onde se estima que esteja escondida a maior incidência do vírus da hepatite C. A doença, traiçoeira e silenciosa, já acomete cerca de 2,5 milhões de brasileiros e é a mais grave entre as hepatites virais. Aproveitando o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, será lançada nesta segunda-feira uma campanha nacional para estimular a busca do diagnóstico específico, que é via exame de sangue. A campanha 45+ é organizada por um trio de peso — Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), Sociedade Brasileira de Infectologia e Associação Médica Brasileira (AMB) —, em duas vertentes. Uma é de esclarecimento à população acima dos 45 anos, que representa 70% dos pacientes que têm a hepatite C. A outra é para os médicos, que devem intensificar os pedidos do exame. Não existe vacina contra o tipo C. — A hepatite C é um problema de saúde pública — alerta o presidente da SBH, Edison Parise. A preocupação maior é com quem não sabe que tem a doença. Estima-se que apenas 100 mil pessoas estejam sendo tratadas. No Brasil, a epidemia atinge principalmente os nascidos entre 1950 e 1980, diz o hepatologista Hugo Cheinquer, do Hospital de Clínicas: — Se todos nessas faixas etárias fossem testados, encontraríamos cerca de 70% dos infectados.

Um comentário
28
Jul
Jô Soares é internado para tratar pneumonia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:20h

O apresentador Jô Soares está internado no Hospital Sírio Libanês para tratar de uma pneumonia. O artista de 76 anos está desde a noite de sexta-feira (25) no centro médico. De acordo com a direção do programa, a doença foi detectada ainda no princípio e o tratamento está evoluindo bem, com ótima recuperação. Ainda não há previsão de alta, mas a expectativa é que ela ocorra ainda nesta semana. Por causa da internação, nesta segunda-feira (28) o programa apresentará um especial em homenagem a Ariano Suassuna. Enquanto não houver disponibilidade para novas gravações, a direção fará outras reprises com homenagens a serem definidas.

Fim de férias

Jô voltou de férias em 14 de julho, após um mês de férias. Desde então, entrevistou os ex-jogadores Falcão e Júnior, que comentaram a atuação da seleção na Copa, o escritor Ruy Castro, as atrizes Sophie Charlotte e Jacqueline Bisset, o ator Juca de Oliveira e os músicos Jorge Aragão, Pitty, e a banda Titãs. As entrevistas podem ser vistas no site do Programa do Jô. (G1)

Comente agora
28
Jul
Câncer de pele afeta mais de 5 mil pessoas na Bahia em média por ano
Postado por: Anacley Souza / 12:50h

Dados do Inca revelam que 5.280 baianos poderão ter câncer de pele ainda este ano, entre eles 2.310 homens e 2.970 mulheres. A cabeça é considerada a área mais afetada, especialmente as orelhas, que normalmente não recebem protetor solar. Duas fontes são consideradas as mais importantes na causa do câncer de pele: exposição solar excessiva e pele muito clara. Pessoas que identificaram feridas que não cicatrizam há mais de um mês e sinais que mudaram de cor devem procurar um dermatologista. Mais de 300 pessoas foram atendidas gratuitamente no Mutirão contra Câncer de Pele, realizado na manhã deste sábado (26.07), na sede da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina - uma iniciativa da ABM em parceria com as Sociedades Baianas de Dermatologia e Cancerologia. Entre 8h e 13h, foram identificadas 33 suspeitas da doença, entre elas quatro de melanoma, considerado o tipo de câncer de pele mais raro e agressivo. Os pacientes foram encaminhados para tratamento gratuito em centros especializados, demonstrando que o objetivo do mutirão não era apenas a detecção, mas a cura da doença. Atendimento gratuito Esse foi o segundo de diversos mutirões em diferentes áreas da Medicina que a ABM realizará este ano, visando prestar atendimento gratuito à população.

Comente agora
28
Jul
Presidente da Libéria adota medidas para conter ebola
Postado por: Anacley Souza / 12:14h

A presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, deixou apenas três passagens de fronteira do país abertas, restringiu a realização de reuniões públicas e colocou em quarentena comunidades do país altamente afetadas pelo surto de ebola. As medidas foram divulgadas na noite de domingo, após a primeira reunião de uma força-tarefa criada e presidida por Sirleaf com o objetivo de conter a doença, que já matou 129 pessoas no país e mais de 670 no oeste da África. Um importante médico liberiano que trabalhava no maior hospital do país morreu em decorrência do ebola no sábado e dois trabalhadores humanitários norte-americanos foram infectados, destacando os perigos enfrentados por aqueles encarregados de controlar a epidemia. Na semana passada, uma autoridade liberiana viajou de avião para a Nigéria, via Lome, no Togo, e morreu por causa do ebola num hospital de Lagos. O fato de o funcionário do governo, Patrick Sawyer, ter conseguido embarcar num voo internacional apesar de estar doente elevou os temores de que a doença possa se espalhar para além dos três países afetados atualmente: Libéria, Guiné e Serra Leoa. Não existe cura para o Ebola, que começa com sintomas como febre e dor de garganta, que evoluem para vômito, diarreia e hemorragia interna.

Comente agora
28
Jul
Combate ao sedentarismo e ao diabetes ajuda a prevenir insuficiência cardíaca
Postado por: Anacley Souza / 10:08h

Responsável por alto índice internações no país, a insuficiência cardíaca, doença que limita o funcionamento do coração, atinge cerca de 2% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Para esclarecer sobre a doença, que tem 240 mil pessoas diagnosticadas por ano no Brasil, especialistas organizam uma conversa com o público no 13º Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, 7 de agosto, em Ribeiro Preto, interior de São Paulo. O encontro pretende abordar, em linguagem simples, hábitos que contribuem para o desenvolvimento da doença, como o sedentarismo, o colesterol alto e o diabetes. Os especialistas também pretendem divulgar formas de diagnóstico e de tratamento. Se não tratada, a insuficiência pode agravar-se até culminar num transplante de coração. Em 2014, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) estima que devem ser feitos 280 transplantes do órgão no país. São sinais da insuficiência cardíaca a falta de ar ao dormir, fadiga, cansaço e limitação para fazer tarefas do cotidiano. O tratamento é feito com remédios diuréticos e implantação de marcapassos. Somente em casos graves, o transplante torna-se necessário. Especialistas também destacam a importância de diminuir os fatores que provocam o infarto, como o fumo e as bebidas alcoólicas.

Comente agora
28
Jul
Cinco vítimas de tentativa de homicídio deram entrada na emergência do HRSAJ durante o final de semana
Postado por: Anacley Souza / 09:13h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Kleber Damasceno, 23 anos, residente na Rua Renato Machado em Santo Antônio de Jesus, vítima de tentativa de homicídio por disparo de arma de fogo. Socorrido por populares, Kleber passou por procedimento cirúrgico e está internado em observação. O caso foi relatado no Posto Policial lotado na Unidade Hospitalar onde está sendo investigadas autoria e motivação do crime.

 -Daniele Salvador, 20 anos, moradora da  Rua Cairu de Cima município de Salinas das Margaridas sofreu acidente automobilístico. Socorrida pelo preposto do SAMU, Daniele deu entrada na emergência do Hospital Regional com diversas escoriações. Não há informações sobre o quadro de saúde da mesma.

 - Foi atendido na emergência do Hospital Regional, Tarcísio Brito Cavalcante, 20 anos que reside na Rua Teodoro Dias Barreto, após ser vítima de tentativa de homicídio por arma branca. O crime foi relatado no Posto Policial onde está sendo investigado. A vítima permanece internada em observação.

Comente agora
28
Jul
Novo medicamento é esperança de cura para hepatite C
Postado por: Anacley Souza / 08:11h

Uma nova droga, ainda em aprovação nos Estados Unidos, pode representar a cura para cerca de 95% dos pacientes com hepatite C, forma mais grave da doença, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), Edison Roberto Parise. A hepatite é a inflamação do fígado, causada por cinco vírus diferentes e que nem sempre apresenta sintomas. Os tipos B e C são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer de fígado. Atualmente, para todos os tipos da doença, o tratamento é com feito com antivirais, basicamente o interferon e a ribavirina, com duração de 48 semanas. Em alguns casos, esses medicamentos podem ser combinados com inibidores de protease, que tem muitos efeitos colaterais e cura cerca de 50% a 70% das pessoas infectadas. Segundo Edison Parise, uma segunda série de medicamentos já está em aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. "São dois novos medicamentos que têm uma baixa tremenda de efeito colateral, mas que ainda vão ser utilizados com interferon, em alguns casos", disse ele, ao explicar que o tratamento deve durar 12 semanas, com um índice de cura de 80% a 90%. Uma terceira geração de medicamentos, com o mínimo de efeito colateral, deve ser aprovada até o fim do ano nos Estados Unidos.

Comente agora
28
Jul
80% dos hospitais filantrópicos do país operam no vermelho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:48h

O acúmulo de dívidas não é exclusividade da Santa Casa de São Paulo. Pelo menos 83% dos 2.100 hospitais filantrópicos brasileiros operam no vermelho, segundo estimativas da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). A dívida total das instituições já supera os R$ 17 bilhões, de acordo com José Luiz Spigolon, diretor-geral da CMB. Ele afirma que, mesmo com o aumento dos incentivos governamentais nos últimos anos, as unidades de saúde ainda não recebem o valor que gastam ao realizar procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Em média, a tabela SUS só cobre 60% do gasto real do procedimento", diz ele. "É verdade que temos incentivos governamentais. O problema é que os incentivos não estão disponíveis para todos os tipos de hospitais e, além disso, quando o hospital faz mais procedimentos do que o previsto em contrato, ele dificilmente recebe por eles", explica o diretor. De acordo com Spigolon, isso acontece porque os hospitais filantrópicos ganham por produção, mas têm um número limite de procedimentos pelos quais são remunerados. Se realizam mais procedimentos do que o previsto, podem ficar sem pagamento porque os valores ultrapassam o teto de verbas do gestor público. "Em 2012, os governos deixaram de pagar R$ 334 milhões em internações", diz.

Um comentário
27
Jul
Esposa de Maguila diz que ex-lutador chora muito com estado grave
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:17h
O ex-lutador de boxe Maguila, de 56 anos, está em estado grave segundo sua esposa, Irani Pinheiro. Maguila estaria comendo pouco e precisa de ajuda de sonda, o que o fez perder peso. “Ele está chorando muito”, disse em entrevista ao programa Domingo Legal, do SBT. “Agora que está numa situação mais emotiva, ele sempre chora. Ele já havia chorado antes, mas agora ele está mais sensível. Quando estou no quarto [do hospital] também, ele sente muito, ele chora”, completou. O ex-lutador passou a ter uma infecção pelo tempo em que ficou internado na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, desde abril. De lá para cá, foi descoberto um tumor no pulmão, e Maguila também luta contra o Alzheimer, diagnosticado em 2010. Com informações do Uol.
Comente agora
27
Jul
Cesáreas agendadas podem provocar nascimentos prematuros
Postado por: Anacley Souza / 11:45h

Cesáreas marcadas previamente são comuns no Brasil, mas podem provocar nascimentos precoces, segundo especialistas. Segundo Cristina de Lima Parada, professora e pesquisadora da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu (SP), quem agenda uma cesárea para período anterior às 39 semanas de gestação corre o risco de ter um filho prematuro. "Os estudos têm evidenciado que os bebês prematuros limítrofes e mesmo os de termo precoce têm menor peso e estatura e maior risco de complicações que as crianças nascidas a partir de 39 semanas", diz. Atualmente, a pesquisadora está coordenando um estudo na cidade de Botucatu sobre as cesarianas previamente agendadas. O estudo ainda está em andamento, mas os dados preliminares são preocupantes. "Já sabemos que as mulheres que fizeram cesárea com agendamento prévio, por conveniência, majoritariamente tinham maior escolaridade, fizeram pré-natal no serviço privado, passaram por mais consultas e deram à luz fora do serviço público de saúde. Esperavam-se, então, melhores condições do recém-nascido.

Comente agora
27
Jul
Sushis, sashimis e temakis podem esconder calorias perigosas; entenda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:10h

A culinária japonesa conquistou o gosto dos brasileiros, mas, diferente do que muitos imaginam, alguns pratos estão longe de serem saudáveis e pouco calóricos. Pelo contrário, podem causar insônia, fadiga e até intoxicação alimentar.  Talitta Maciel, membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, diz que o problema está na adaptação da culinária japonesa para adequação ao paladar do brasileiro: “O arroz feito aqui é preparado com muito açúcar, já o consumido na culinária oriental é bem mais suave”.  Sushis, sashimis e temakis podem esconder calorias perigosas. Ainda mais se o consumo for exagerado, como ocorre nos rodízios. “A conta é simples: cada sushi tem, em média, 47 kcal. Então se você comer 10 peças, por exemplo, você estará consumindo cerca de 470kcal”, alerta Talitta. Sem falar nos pratos fritos que podem ser verdadeiras “bombas calóricas”. O hot roll possui, em média, 700 kcal por porção. Segundo Talitta, o consumo frequente de peixe cru pode diminuir a absorção da vitamina tiamina, conhecida como B1. A deficiência dessa vitamina pode causar insônia, fadiga, mal estar e sintomas de pressão baixa. A orientação é que o consumo da comida japonesa não ultrapasse mais de uma vez na semana. 

Comente agora
27
Jul
Cirurgião Geral tira dúvidas da população sobre a Anemia Falciforme no Voz da Bahia. Confira
Postado por: Anacley Souza / 09:56h

Dr. Antônio Carlos médico cirurgião tira dúvidas de internautas sobre a anemia falciforme e suas complicações.

Internauta: O que é anemia falciforme?

Dr. Antônio Carlos: A anemia falciforme é uma doença genética que acomete principalmente as pessoas afrodescendentes. Essa patologia é um defeito genético nas hemácias. Em seu estado normal, as células são em forma de círculos e com a degeneração, ela se torna em formato de meia lua, daí o nome falciforme, por causa de seu formato de foice ou meia lua que dificulta o transporte de oxigênio no sangue. Hoje ficou muito mais fácil detectar essa anomalia com o teste do pezinho.

Internauta: Quais são as complicações para o paciente que tem esse tipo de anemia?

Comente agora
27
Jul
Vitória da Conquista: Paciente fica 40 dias em corredor de hospital aguardando cirurgia
Postado por: Anacley Souza / 08:38h

Depois de ficar quarenta dias em uma maca no corredor do Hospital Geral de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, o pintor José Henrique Oliveira, 18, finalmente deixou a unidade de saúde na terça-feira (22). Ele foi internado na unidade de saúde depois que quebrou a perna durante um acidente de trânsito. "Fiquei lá esperando pela cirurgia no fêmur por um mês e dez dias", contou. O tempo perdido por Oliveira na unidade de saúde poderia ter sido bem diferente se a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que está sendo construída ao lado do hospital já estivesse pronta. Anunciada em 2012 pelo governador Jaques Wagner (PT), a obra serviria para desafogar o hospital, que faz 120 atendimentos por dias e sofre com superlotação e falta de leitos há pelo menos quatro anos. No entanto, ela está pelo menos seis meses atrasada --era para ter sido entregue entre o final do ano passado e o começo deste ano. Em nota, o governo da Bahia afirmou que 82% da construção já foi feita e que o atraso ocorreu em função da implantação do Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que aumentou "o rigor na fiscalização de todas as obras em execução no país". O Sismob serve para fiscalizar as obras de engenharia e infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde, UPAs e Academias da Saúde financiadas com recurso federal. Questionado, o governo estadual, no entanto, não explicou porque o atraso foi de seis meses. Agora, a previsão é de que a unidade fique pronta em uma semana, até 31 de julho. A área, porém, não foi pintada, não tem piso, portas ou janela, e a área externa ainda está com chão de terra batida. A UPA vai custar R$ 3,6 milhões e deve fazer cerca de 300 atendimentos diários.(UOL)

Um comentário
26
Jul
Trabalho por turno pode aumentar risco de diabetes tipo 2
Postado por: Anacley Souza / 19:13h

Quem trabalha por turno pode aumentar o risco de desenvolver diabetes do tipo 2 em até um terço, diz um novo estudo divulgado pelo site do jornal britânico Daily Mail. Siga Terra Estilo no Twitter O risco é ainda maior para homens e para aqueles que trabalham em turnos rotativos. O hábito pode atrapalhar o relógio biológico, e, com isso, aumentar o risco de câncer, problemas cardíacos, pressão alta e colesterol algo, mas o impacto sobre as diabetes ainda não está claro. Foi feita uma revisão de 12 estudos internacionais, envolvendo quase 300 mil participantes, sendo que 14.600 tinham diabete. Quando os pesquisadores agruparam os resultados de todos os estudos, observaram que os turnos estavam associados a uma porcentagem 9% maior de risco de se desenvolver diabetes do que um trabalho com expediente normal. O risco extra subiu para 37% para homens. As razões para isso não foram apontadas, mas acredita-se que os níveis diários do hormônio masculino testosterona são controlados pelo relógio biológico interno. Uma outra pesquisa relaciona os hormônios masculinos à resistência à insulina e diabetes.

Comente agora
26
Jul
Novo estudo questiona necessidade de jejum antes de exames
Postado por: Anacley Souza / 11:59h

As normas médicas dos Institutos Nacionais de Saúde recomendam que o paciente esteja em jejum de 9 a 12 horas para realizar exames de colesterol e triglicérides. Todavia, um novo e extenso estudo forneceu evidências extras de que o jejum provavelmente não é necessário. Os pesquisadores usaram um banco de dados de nível nacional para estudar os resultados desses exames realizados em mais 16 mil pessoas de ambos os sexos. Entre os exames, aproximadamente 10 mil pediam jejum de mais de 8 horas e os outros pediam menos tempo. Em seguida, eles acompanharam os dois grupos durante 14 anos para observar qual dos dois procedimentos previa melhor o risco de doenças cardíacas e morte. Conforme era esperado, independentemente do jejum feito antes do exame, os níveis altos de LDL, colesterol total e triglicérides estavam relacionados com um risco maior de doenças cardíacas e morte. Todavia, quando os dois grupos foram comparados quanto aos fatores raça, sexo, histórico de tabagismo, pressão arterial alta, bem como outras características, os valores preditivos de mortalidade geral ou por problemas cardiovasculares foram iguais para os dois ao longo dos 14 anos de estudo. O estudo foi publicado online no periódico Circulation. "Não existem dados sólidos que apoiem a utilidade do jejum e está na hora de deixarmos de insistir nesse procedimento", afirmou o Dr. Sripal Bangalore, principal autor do estudo e professor adjunto de medicina do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York. "Um exame sem jejum fornece o mesmo valor de diagnóstico que os exames que requerem jejum."(Revista Nossa Saúde)

Comente agora
26
Jul
Anvisa quer proibir identidade visual dos cigarros
Postado por: Anacley Souza / 09:11h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve enviar no início de agosto um anteprojeto de lei para acabar com a identidade visual das embalagens de cigarro, proibindo a exibição das marcas. A ideia é que todos os maços tenham o mesmo layout, inibindo o apelo publicitário. Frente e verso serão estampados com imagens de ex-fumantes doentes e outras cenas fortes. O debate já vem ocorrendo em vários países. A ação faz parte de uma convenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controle do tabaco. Experiência semelhante já foi adotada na Austrália, por exemplo, onde todas as embalagens têm a mesma forma, tamanho, modo de abertura, cor e fonte. Um em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010 por medidas restritivas de propaganda no País - incluindo a adoção de avisos sobre os riscos de fumar nas embalagens. E a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas, segundo relatório da Política Internacional do Controle do Tabaco (ITC). No Brasil a exibição de pacotes de cigarro nos estabelecimentos comerciais continua a ser forte estratégia de marketing particularmente para jovens. Hoje, cerca de 14% da população é tabagista, segundo dados acordo com o Ministério da Saúde. (Estadão Conteúdo)

Um comentário
26
Jul
Conferência mundial da Aids recomenda legalizar a prostituição
Postado por: Anacley Souza / 07:43h

Legalizar a prostituição seria uma maneira de tornar mais eficaz o combate ao vírus HIV e à Aids. Essa é a conclusão de uma série de sete estudos apresentados esta semana na 20ª Conferência Internacional sobre Aids, realizada em Melbourne (Austrália), e publicados na última terça-feira (22) pela revista científica britânica Lancet. A conferência começou com uma vigília em memória de seis cientistas que deveriam participar do encontro e morreram na queda do voo MH17, da Malaysia Airlines, na Ucrânia - e terminou, nesta sexta-feira, com “um minuto de barulho para Gabriela”, uma homenagem a Gabriela Leite, a prostituta brasileira falecida em 2013 que deu nome ao Projeto de Lei 4.211/2012, do deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ). O projeto legaliza e regulamenta o trabalho sexual no Brasil. O documentário “Um Beijo Para Gabriela”, de Laura Murray, também foi exibido no último dia da conferência. “Com riscos elevados de HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis, trabalhadores sexuais enfrentam barreiras substanciais para acesso a serviços de prevenção, tratamento e cuidados, em grande parte por causa de estigma, discriminação e criminalização nas sociedades em que vivem. Essas injustiças sociais, legais e econômicas contribuem para o alto risco de essas pessoas contraírem HIV”, escreveram os editores da Lancet na introdução da série, que foi coordenada por Chris Beyrer, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins.Bloomberg, de Nova York. Durante a conferência, Breyer foi anunciado como o novo presidente da Sociedade Internacional da Aids.

Comente agora
25
Jul
Esposa de Schumacher decide vender jato da família por R$ 75 milhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:48h

  1. Foto: Reprodução/bild.de

O ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher tem avançado no tratamento após sofrer uma grave queda de esqui há quase oito meses. Mas com sua saúde possivelmente comprometida pelos próximos anos, a esposa do alemão, Corinna Schumacher, decidiu vender um jato da família. De acordo com o jornal alemão Bild, a decisão foi tomada pois Schumacher pode não voltar a viajar tanto quanto costumava. O ex-piloto usava a aeronave com frequência para comparecer a eventos de corrida e também nas férias da família. "Mas agora tudo é diferente. O mundo de Schumacher mudou", relata o Bild. Segundo a publicação alemã, ela pede 20 milhões de euros (cerca de 60 milhões de reais) pela aeronave. O ex-piloto havia comprado o jato Falcon 2000EX por 25 milhões de euros (cerca de 75 milhões de reais). Ele tem as iniciais de Schumacher desenhadas na parte traseira da fuselagem.AcidenteMichael Schumacher chocou a cabeça contra uma pedra quando esquiava na estação de Méribel, na França. Ele ficou internado em estado grave e em coma induzido por aproximadamente cinco meses. O ex-piloto passou por duas neurocirurgias e conseguiu despertar, mas segue com muitas limitações.Os médicos que cuidam do alemão não revelaram as dificuldades que ele passa atualmente, mas o ex-piloto ainda não anda, nem come sozinho. A sua fala também segue comprometida, o que já era esperado. O grupo também ainda não pode garantir que Schumi conseguirá se recuperar.

Comente agora
25
Jul
Anvisa quer padronizar embalagens de cigarro
Postado por: Anacley Souza / 14:01h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem uma proposta para padronizar as embalagens dos maços de cigarro. A ideia é que elas tenham uma cor única e não apresentem nenhum item visual que possa ter apelo ao público, como elementos gráficos ou textura. A agência também quer estabelecer que a maior parte das embalagens contenha imagens e frases de advertências sobre os males do tabagismo. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, que teve acesso à proposta, a iniciativa é de autoria do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Ele pretende submeter o texto para análise de outros diretores da agência até outubro deste ano e, depois, entregá-lo ao Congresso para que um parlamentar apresente a proposta como projeto de lei. A Austrália foi o primeiro país a padronizar as embalagens de cigarro, em 2012. A política foi elogiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considerou a medida como a última etapa para acabar com propagandas do tabaco. Ao jornal, a Associação Brasileira da Indústria de Fumo (Abifumo) considerou que a implementação de embalagens padronizadas de cigarro “viola a Constituição e tratados internacionais de comércio exterior”. (Agência Brasil)

Comente agora
25
Jul
Salvador é a capital com maior incidência de portadores de anemia falciforme
Postado por: Anacley Souza / 13:53h

Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil cerca de 3.500 crianças nascem por ano com a doença, sendo 1 bebê a cada 1.000 nascimentos. Salvador concentra o maior número de portadores da doença: a cada grupo de 650 bebês nascidos vivos, 1 tem a patologia, o que representa em média 65 crianças por ano. Para garantir a assistência ao portador da doença, a Prefeitura implantou o Programa Municipal de Atenção às Pessoas com Falciforme que conta com 12 Unidades de Saúde de referência, disponibilizando equipes multidisciplinares compostas por médicos, pediatras, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e farmacêuticos, além de técnicos em enfermagem e em nutrição, todos capacitados para acolher os pacientes. Além disso, implantou na capital os primeiros Ambulatórios Municipais de Doença Falciforme do país, instalados no Centro de Saúde da Carlos Gomes e no Multicentro Vale das Pedrinhas. Nessas unidades os cidadãos podem contar com o atendimento especializado no diagnóstico, prevenção e aconselhamento aos pacientes e familiares através da atuação de médicos hematologistas e hepatologistas pediátricos e adultos e psicólogos. Cada Ambulatório Municipal tem a capacidade de atender cerca de 210 pessoas por dia e a expectativa da administração é ampliar para 12,  uma em cada distrito sanitário do município, o número dessas unidades até 2016.

Comente agora
25
Jul
Consumo de drogas, álcool e cigarro cai entre jovens
Postado por: Letícia Oliveira / 12:11h

Uma nova geração de jovens tem virado as costas para a bebida, as drogas e o cigarro, aponta um novo estudo divulgado nesta sexta-feira (25) pelo site do jornal britânico Daily Mail. A pesquisa apoiada pelo governo britânico mostra que a proporção de estudantes que experimentaram maconha ou outras drogas ilegais caiu quase que pela metade na última década, e continua caindo ano após ano. Juntamente com o inédito declínio no consumo de drogas, os resultados mostraram que o nível de alcoolismo entre os estudantes representa somente um terço da taxa da última década, e o cigarro também atingiu a maior baixa nos últimos 30 anos. A queda nos números pode representar reviravolta histórica. Alguns analistas acreditam que a gravidez na adolescência também tem se tornado menos comuns por que mais garotas querem terminar os estudos e investir na carreira. Outros especulam que graças ao crescimento das mídias sociais, milhões de adolescentes gastam mais tempo em casa, nos seus quartos, do que nas ruas. As conclusões do estudo foram baseadas em questionários preenchidos durante as aulas de mais de 5 mil alunos entre 11 e 15 anos. A pesquisa foi elaborada para minimizar o impacto de respostas enganosas ou baseadas em ostentação.

Comente agora
25
Jul
SAJ: Médico do SAMU explica como as pessoas devem agir ao presenciar um acidente
Postado por: Letícia Oliveira / 09:52h

O Coordenador dos Médicos do SAMU de Santo Antônio de Jesus, Dr. Fábio Quintão, em entrevista a Recôncavo FM deu orientações àquelas pessoas que presenciam acidentes, independente da gravidade. Ele explicou como elas devem se comportar diante da situação. De acordo com Dr. Fábio, primeiro é preciso não fazer nada, caso esteja em dúvida de como agir, e, imediatamente, ligar para 190 (Corpo de Bombeiros), 192 (SAMU) ou 190 (Polícia Militar). “Um dos problemas que enfrentamos é a comunicação, pois as vezes a companhia telefônica causa transtorno, por exemplo, liga de um celular e acaba caindo em Feira de Santana ou até mesmo em Paulo Afonso, não sei por qual motivo”, disse. Fábio salientou que é preciso ter ciência que o SAMU está pronto para ajudar sempre e ser o mais eficiente possível, porém para que isso aconteça os acompanhantes não devem mover a vítima e conversar para que ela não durma, pois mesmo nos casos de não haver fratura exposta, a movimentação do acidentado pode criar alguma fratura interna e acabar piorando a situação.

Comente agora
25
Jul
Comer frutas e vegetais não faz emagrecer, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 09:04h

O consenso que frutas e vegetais fazem bem para a saúde, mas um novo estudo mostra que o simples fato de consumí-los não causa grandes efeitos quando o assunto é emagrecimento. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail. De acordo com a pesquisa, publicada no American Journal of Clinic Nutrition, comer mais alimentos frescos não conduz necessariamente à perda de peso, especialmente se eles não substituírem alimentos calóricos. Os especialistas afirmam que o hábito de consumir mais frutas e vegetais deve vir acompanhado de outras mudanças no estilo de vida, como mais atividade física, para surtir algum efeito no peso. Para chegar a estas conclusões, pesquisadores da University of Alabama, em Birmingham, analisaram estudos anteriores envolvendo o consumo de frutas e vegetais e o ganho de peso.

Comente agora
25
Jul
Anvisa proíbe venda e distribuição de lote de suplemento de proteína
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:46h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da distribuição e venda de um lote do suplemento proteíco Super Whey 3W Integralmédica, sabor baunilha, fabricado pela empresa Integralmédica S/A. O lote suspenso é o 003522. Segundo o órgão, que publicou resolução nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União, testes feitos pelo Instituto Adolfo Lutz constataram quantidade superior de carboidratos no produto. O valor de nutrientes estaria 20% maior que o declarado no rótulo. O G1 entrou em contato com a empresa fabricante, mas ainda não obteve resposta. Voltado para atletas, o suplemento proteico é comumente consumido por frequentadores de academia sem a orientação adequada de médico ou nutricionista. São destinados a atletas de alto rendimento que, durante o treino, são submetidos a um grande desgaste físico e correm o risco de, devido a esse desgaste, perderem parte da massa muscular. A proteína, nesses casos, protege contra a perda dos músculos ou possibilita o crescimento muscular. A prescrição do suplemento, segundo especialistas, deve ser feita exclusivamente por médicos ou nutricionistas especializados em exercícios físicos e a quantidade do produto deve ser calculada de acordo com o treino e o peso do atleta.

Comente agora
25
Jul
Entenda as principais causas de mau hálito e veja dicas para evitar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:43h

O mau hálito é um problema muito desagradável e, na maioria das vezes, quem tem não sabe que tem. Como explicou a dentista Ana Paula Uzun no Bem Estar desta quinta-feira (24), isso acontece porque as células olfativas ficam "acostumadas" com o mau cheiro e acabam não sentindo mais. O dentista Sidney Kina mostrou, no entanto, que existem testes caseiros para identificar o problema -  um deles é feito colocando uma haste flexível no fim da língua, quase perto da garganta, para avaliar o odor; o outro é feito lambendo o punho também também para sentir o cheiro da saliva. De acordo com o dentista, entre as principais causas de mau hálito, estão a má higiene bucal, boca seca, cárie, doenças, como diabetes, problemas estomacais e sangramentos na gengiva, por exemplo. Se a causa for sangramento gengival, é bom ficar atento porque esse sangue pode indicar alguns problemas, como gengivite, tártaro ou periodontite, por exemplo - por isso, se isso acontecer, é fundamental procurar um dentista. Os especialistas explicam que, de maneira geral, ter uma boa higiene bucal, inclusive da língua, e procurar um dentista regularmente são medidas que ajudam a evitar não só o mau hálito, mas diversos outros problemas. Além disso, há alguns cuidados que também podem ajudar, como usar um creme dental específico, usar uma saliva artificial em caso de boca muito seca, beber bastante água e evitar bebida alcoólica e cigarro. Em relação à dieta, existem também alguns alimentos que podem piorar ou causar mau hálito, como alho, cebola, leite e derivados e condimentos fortes; por outro lado, existem outros que são bons na prevenção, como maçã, cereais e cenoura, por exemplo. (Bem Estar)

Comente agora
25
Jul
Homem diz ter recebido choques para 'cura gay' em 'SUS' britânico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:54h

Um britânico revelou que foi submetido a um tratamento de 'cura gay' com choques elétricos no sistema de saúde pública do Reino Unido, o NHS, nos anos 1970. John (nome fictício), de 69 anos, acabou se casando com uma mulher após o tratamento, que prometia a cura para a homossexualidade. Ele passou por uma terapia de aversão em que eram exibidas fotos de homens e mulheres para o paciente. Quando rejeitava as imagens masculinas, ele não recebia os choques. "Era um condicionamento", disse John à BBC. Ele disse que ficou decepcionado porque o "tratamento" lhe deu falsas esperanças de que poderia viver um casamento heterossexual. Anos depois, afirma, percebeu que aquilo nunca funcionaria e que tudo havia sido "um fracasso". "Vou passar por esta vida sem nunca ter tido um relacionamento completo com um ser humano", afirmou. "Agora é tarde demais." Ele disse que tem uma "amizade enorme" com sua mulher, mas que a relação nunca foi completa. "Não pode e nunca poderá ser", lamenta. O secretário de assistência do Reino Unido, Norman Lamb, disse que a homossexualidade "não é uma doença" e nunca deve ser tratada como tal. Lamb disse que se opõe fortemente a este tipo de tratamento e nunca iria financiá-lo com dinheiro público.

Comente agora
24
Jul
Morre prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:09h

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), morreu na noite desta quinta-feira (24). Segundo informações, ela estava internada no Hospital Aliança e faleceu na unidade. O vice-prefeito da cidade, Evandro Almeida (PP), deve assumir o comando do município. Segundo informações do PT, a prefeita sofria de anemia falciforme e passou mal durante a semana, morrendo na noite de hoje. Ainda não há informações sobre o sepultamento. No último dia 17, ela participou com outros prefeitos e com o governador Jaques Wagner da primeira reunião do Colegiado da Entidade Metropolitana da RMS. A prefeita foi reeleita em 2012 e ainda tinha mais 2 anos do segundo mandato pela frente. Rilza, que era natural de São Francisco do Conde, tinha 52 anos. Ela deixa três filhos. Rilza foi professora de Química e começou sua carreira na vida pública ao assumir a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde. Depois ela foi eleita vereadora para dois mandatos e em 2008 foi eleita prefeita.

Filho preso
O filho de Rilza, Rodrigo Valentim, foi preso este ano depois de atropelar e matar uma idosa na avenida Paulo VI. O inquérito da Polícia Civil segue normalmente, com Rodrigo em liberdade. "A investigação segue e nós vamos apresentar a defesa, todos (Coros fatos, as razões", disse na época o advogado da jovem. "Ele está muito abalado, muito sentido, sobretudo pela família da vítima", acrescenta, dizendo que Rodrigo está com a família no momento. (Correio)

Comente agora
24
Jul
Espiritualidade é fundamental no combate a dor de dente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:34h

A espiritualidade é umas das formas mais importantes para enfrentar problemas de saúde, inclusive os bucais, revelou um estudo do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Segundo a pesquisa, embora o efeito seja coadjuvante, sua prática é fundamental, pois reduz a intensidade de dor, aumenta a motivação para tratamentos e reduz sintomas depressivos. “Orações e meditações são capazes de alterar a produção e liberação de neurotransmissores no cérebro (ex: serotonina, encefalinas), que promovem a sensação de bem-estar e diminuem a dor, melhoram a resposta imunológica do organismo e reduzem a produção de hormônios relacionados ao estresse (ex: cortisol), o que acaba refletindo na saúde de uma forma geral”, diz Silvia Siqueira, professora associada da USP e orientadora do estudo. No caso de pacientes com disfunção na articulação da mandíbula (ATM) e dor cervical, a presença da espiritualidade também mostrou resultados significativos. “Foi observado que os pacientes mais espiritualizados tinham menos dor à palpitação dos músculos, menos bruxismo, menos queixas de falta de energia e menor quantidade de doenças crônicas”, disse a especialista.  

Efeito preventivo: 

Comente agora
24
Jul
Menino obtém direito de usar substância presente na maconha
Postado por: Anacley Souza / 12:12h

A Defensoria Pública de São Paulo obteve, no final do mês passado, uma liminar que determina ao Estado de São Paulo e ao município de São Carlos o fornecimento do canabidiol (CBD), uma substância presente na maconha, para uma criança de 7 anos que sofre de crises convulsivas crônicas. A decisão foi publicada nesta quinta-feira pela defensoria. O canabidiol é uma substância química que tem propriedades médicas para tratar diversas doenças que afetam o sistema nervoso central. Segundo um laudo médico, a criança é portadora de quadro crônico convulsivo desde os seis meses de vida e já foi submetida a diversos tratamentos. Todos os medicamentos disponíveis já foram utilizados, inclusive, em dose máxima, sendo que nenhum apresentou resultado satisfatório e a criança permanece apresentando cerca de 30 convulsões diariamente. A substância, entretanto, não é vendida no Brasil e somente pode ser importada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mediante pedido de licença especial. Recente carta aberta redigida por professores de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, que estudam o canabidiol desde os anos 70, argumenta que as pesquisas realizadas durante esse período constatou a importância da substância, que tem efeitos com enorme potencial terapêutico. Sendo assim, após ser procurada pela mãe da criança, a Defensoria Pública entrou com uma ação para que a substância fosse importada pela Anvisa. “A decisão judicial liminar é muito importante diante da gravidade da patologia que acomete a criança. É importante ressaltar que, recentemente, foi noticiada a morte de outra criança nas mesmas condições clínicas, que também aguardava a importação da medicação, fato que torna ainda mais urgente a sua pretensão”, disse o defensor público Jonas Zoli Segura, responsável pela ação.

Comente agora
24
Jul
Qualquer forma de cortisona pode causar glaucoma,diz oftalmologista
Postado por: Anacley Souza / 10:51h

Quem sofre de asma já é íntimo dela: medicamentos à base de cortisona são a solução no caso de uma crise. Os corticoides também são prescritos como anti-inflamatórios potentes em doenças como artrite reumatoide, problemas pulmonares e alergias. Mas é preciso cuidado com os efeitos colaterais. Quem faz uso constante de corticoides tem risco de desenvolver glaucoma, doença que sem o devido tratamento pode deixar a pessoa completamente cega em um período de dez anos. “Não importa se o corticoide é usado no couro cabeludo, se é em forma de colírio, pomada, comprimido, injeção ou bastão: ele entra no sangue e pode causar glaucoma”, alerta Ralph Cohen, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma. Por isso, o médico pleiteia uma mudança na legislação de venda dessa classe de medicamentos, para controlar o uso indiscriminado e sem necessidade. “As autoridades deveriam proibir a venda de cortisona sem receita, porque, todos eles, sejam mais fracos ou mais fortes, causam glaucoma”, completa Cohen. Sem perceber O risco fica ainda maior porque o glaucoma é uma doença silenciosa: provoca uma lesão no nervo óptico, que vai sendo machucado lentamente – sem a pessoa se dar conta. “Há perda de visão periférica, ou seja, o paciente começa a tropeçar nos degraus por não enxergá-los, tropeça em mesas de centro.

Comente agora
24
Jul
Médico que lidera combate ao ebola na África contrai a doença
Postado por: Anacley Souza / 09:34h

O médico que lidera o combate à epidemia do vírus ebola em Serra Leoa contraiu a doença, informou nesta quarta-feira (23) a presidência do país. O virologista Sheik Umar Khan, de 39 anos, está internado em um hospital de Kailahun, cidade que concentra grande parte da epidemia. Descoberto em 1976, na atual República Democrática do Congo, o vírus do ebola é muito contagioso e o índice de mortalidade pode atingir 90%. Não existe cura ou vacina contra a febre do ebola, que se manifesta com hemorragias, vômitos e diarreia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, desde fevereiro deste ano, quando começou o surto em três países no oeste da África — Serra Leoa, Libéria e Guiné —, houve 632 mortes pela doença. No início do mês, a OMS considerou o surto como "a maior epidemia em termos de pessoas afetadas, de mortos e de extensão geográfica". Em comunicado, o governo de Serra Leoa se referiu a Khan como um "herói nacional". Segundo a nota, ele tratou mais de cem pacientes infectados pelo ebola e recentemente foi transferido para um centro médico coordenado pela instituição de caridade Médicos Sem Fronteiras. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde do virologista ou sobre de que forma ele contraiu o vírus. Há três dias, três enfermeiras que trabalhavam no mesmo centro médico que Khan morreram em decorrência da moléstia. Segundo a OMS, 100 profissionais de saúde já foram infectados pelo ebola nos três países endêmicos desde o início do surto, sendo que cinquenta morreram. (Revista Veja)

Comente agora
24
Jul
Preocupação com saúde começa aos 36 anos, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:24h

 Da adolescência até os 30 anos, a saúde não costuma ser uma das principais preocupações. Segundo uma nova pesquisa, é aos 36 anos que a situação muda. Nesta idade, de acordo com o estudo, as pessoas se tornam conscientes da mortalidade e, por isso, adotam um estilo de vida mais saudável. As informações são do Daily Mail. Uma morte na família, um alerta do médico ou uma simples foto pouco favorável são alguns dos eventos que podem fazer as pessoas pensarem diferente, diz a pesquisa do Spire Bristol Hospital. O estudo foi feito com 2 mil pessoas e avaliou as atitudes relacionadas à saúde. As conclusões mostram que 56% das pessoas que estão entre a adolescência e os meados dos 30 anos simplesmente ignoram as recomendações e seguem com rotinas pouco saudáveis, pensando apenas no momento, independentemente do impacto a longo prazo. A média de idade em que as pessoas “despertam” para as questões da saúde é 36 anos, com um terço dizendo que passou por um momento chocante que mudou o pensamento, apresentou saúde debilitada ou enfrentou comentários negativos de um amigo. A pesquisa mostrou ainda que, uma vez que as pessoas começam a pensar no futuro da saúde, tomam medidas como monitorar ou melhorar a dieta e também reduzir o consumo de álcool. De acordo com Rob Anderson, diretor da instituição, mudanças simples no estilo de vida podem fazer uma grande diferença no valor que se dá a saúde “e podem significar grandes benefícios a longo prazo”.

Comente agora
24
Jul
Bahia é pioneira em terapia intraoperatória
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:00h

A Bahia já tem um novo tratamento no setor de radioterapia para pacientes diagnosticadas com câncer de mama. O Intrabeam permite que a irradiação seja feita diretamente no local da remoção do tumor, ainda na cirurgia. A área tumoral é irradiada de dentro para fora, com uma única administração, substituindo a radioterapia convencional que é feita normalmente na quantidade de 25 a 30 doses. O primeiro equipamento do Brasil está sendo utilizado pelo Monte Tabor - Hospital São Rafael, localizado na avenida São Rafael, em São Marcos. O coordenador do serviço de mastologia do hospital, Ézio Novais, falou que a grande vantagem do método é a substituição por um tratamento que dura bem menos tempo e apresenta a mesma eficácia. O especialista explicou como a aplicação é realizada: "Durante a cirurgia de remoção do tumor, o Intrabeam é acoplado à cavidade feita na paciente e ela pode receber em 20 minutos a mesma radiação que receberia em seis semanas". (ATarde)

Comente agora
24
Jul
Paracetamol não é eficiente contra lombalgias
Postado por: Anacley Souza / 07:51h

O paracetamol não é eficaz contra dores lombares, afirma um estudo que envolveu mais de 1.600 pacientes afetados por lombalgias agudas realizado na Austrália. Os pacientes "tratados" com placebo apresentaram recuperação mais rápida - um dia em média - em comparação aos que tomaram paracetamol, um tratamento corrente contra esta "dor na parte inferior das costas", afirmam os autores do estudo, publicado nesta quinta-feira na revista médica The Lancet. Estes "resultados sugerem que o paracetamol não influi em nada no tempo de restabelecimento de uma lombalgia comum aguda" e "a prescrição universal do paracetamol para este grupo de pacientes levanta uma questão", destaca a equipe australiana que realizou o estudo. O paracetamol também não tem qualquer efeito sobre a dor, função, mudança geral dos sintomas, sono ou qualidade de vida do paciente com lombalgia. As dores lombares são a principal causa de invalidez no mundo, e o paracetamol é prescrito "universalmente" como tratamento de primeira linha, segundo The Lancet. O estudo, batizado de "PACE", avaliou 1.652 indivíduos de 235 centros de cuidados primários de Sydney (Austrália), durante três meses. Um primeiro grupo recebeu doses regulares de paracetamol (3 vezes ao dia por até 4 semanas), um segundo, doses em caso de necessidade (até 4g/dia), e um terceiro foi submetido a placebo. Ao final de sete dias seguidos sem dores ou quase sem dor, o paciente era considerado restabelecido. O prazo médio de recuperação foi de 17 dias para os dois primeiros grupos e de 16 dias para o grupo placebo. (BOL)

Comente agora
24
Jul
Único no Brasil, aparelho que trata câncer de mama chega à Bahia
Postado por: Anacley Souza / 07:05h

O Hospital São Rafael, localizado em Salvador, apresentou nesta quarta-feira (23) um aparelho que permite mulheres com câncer de mama em estágio inicial fazerem radioterapia no mesmo dia em que a cirurgia de retirada do tumor. Batizada de Intrabeam, a máquina de radioterapia intraoperatória do hospital baiano é a única em todo o Brasil. De acordo com Ézio Novaes, coordenador de mastologia do hospital, a pesquisa sobre o aparelho, criado por uma empresa alemã e que custa R$ 1,5 milhões, durou 12 anos. O São Rafael, entretanto, não gastou nada para obter o Intrabeam. Isto porque a unidade de saúde é parceira da empresa alemã na pesquisa sobre a técnica de radioterapia intraoperatória realizada pelo equipamento. A máquina realiza radioterapia em dose única, logo após a cirurgia na mama. Cinco mulheres diagnosticadas com câncer de mama na Bahia já passaram pelo procedimento e, de acordo com o coordenador, o tratamento foi eficaz em todas elas. Segundo o médico assistente de radioterapia Arthur Rosa, apesar de já estar há dois meses em Salvador, o aparelho começou a realizar o procedimento há um mês.

Um comentário
24
Jul
Confederação de Santas Casas culpa governo federal por crise
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:49h

O diretor-geral da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), José Luiz Spigolon, culpou o governo federal pela crise financeira que atinge as santas casas em todo o país. Na noite de terça-feira (22) o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo fechou as portas por falta de dinheiro para pagar os fornecedores. O problema, segundo ele, está no pagamento pelos procedimentos de média complexidade como partos, atendimentos a infarto do miocárdio e varizes. Para Spigolon, o que ocorre em São Paulo é o retrato do que deverá ocorrer em outras santas casas do país. "Tem hospitais que vão se aguentar um pouco mais, tem outros que vão estourar como a Santa Casa de São Paulo", afirmou. "No mínimo, custa três vezes mais do que o sistema está pagando. Ninguém consegue fazer o milagre de repor os dois terços do dinheiro que está faltando", afirmou. Procurado pelo G1 , o Ministério da Saúde esclareceu que vem ampliando os recursos para as Santas Casas e oferecendo soluções para a quitação das dívidas históricas dessas unidades (veja nota abaixo).

Comente agora
23
Jul
Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:39h

Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Segundo boletim médico, o escritor faleceu às 17h15. "O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana". O velório do corpo do escritor começa ainda esta noite, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. A partir das 23h, será aberto o acesso do público ao local. O enterro está previsto para a tarde de quinta-feira (24), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Comente agora
23
Jul
Hospitais do interior baiano recebem quase R$ 272 mil para custeio de procedimentos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:43h

Quatro unidades de saúde do interior baiano receberão um aporte de R$ 271.695,21 para custeio de procedimentos de média e até alta complexidade na saúde. Todos são hospitais municipais. Em Paramirim, no sudoeste, o Hospital Aurélio Justiniano receberá a maior fatia, R$ 100 mil. O Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, no centro norte, terá R$ 66.666,67. Já a Maternidade Dr. João Carlos Meireles Paulilo, em Alagoinhas, nordeste do estado, ficará com R$ 58.333,33; e a Maternidade Dr. Deraldo Miranda, em Irará, centro norte, receberá a menor parte do bolo, R$ 46.695,21. As ações fazem parte do financiamento da assistência de média e alta complexidade do Ministério da Saúde e incluem o pagamento de procedimentos como quimioterapia, financiamento de hospitais de pequeno porte, centros de especialidades odontológicas, laboratórios de prótese dentária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e habilitação de leitos. (BN)

Comente agora
23
Jul
Mulheres admitem que ficam chatas durante dieta, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 13:14h

Uma em cada duas mulheres admite se tornar "a chata da comida” enquanto faz dieta, mostra um estudo divulgado pelo site do jornal britânico Daily Mail. Os pesquisadores descobriram que mais da metade das mulheres assume ficar atenta às calorias, quantidade de açúcar e riscos à saúde de certos alimentos. Além disso, uma em cada quatro admite que faz uma verdadeira “pregação” para as amigas sobre as consequências e benefícios de alguns itens. Surpreendentemente, 41% das mulheres afirmaram que pararam de comer algo depois que "a chata da comida” a alertou para mudar a dieta. Um porta-voz da The Simply Great Drinks Company, que encomendou a pesquisa, afirma que “nos tornamos uma nação obcecada por dieta e por falar sobre isso”. “Claro que todos queremos parecer bonitos e nos sentir bem, mas podemos alcançar isso sem adotar regimes insustentáveis, que nos transformam na ‘chata da comida’”, afirma a porta-voz, que complementa que comer tudo com moderação é a chave para uma vida saudável. O doutor Christian Jessen, que está por trás da campanha “Be Simply Great”, reitera que de um modo geral as dietas exigem muitos sacrifícios e uma mudança muito radical de vida. “Então é natural que isso se torne um grande assunto nas conversas”, pontua. “No entanto, optar por uma mudança sustentável no lugar das dietas é melhor a longo prazo”, completa.

Comente agora
23
Jul
Salvador tem aumento de 350% em casos de dengue em 2014; Bahia registra redução de 81%
Postado por: Letícia Oliveira / 13:02h

O número de casos de dengue em Salvador cresceu 350% entre janeiro e o início de julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, neste ano foram registrados 4.927 casos da doença, enquanto que em 2013, foram 1.095 notificações. Em relação ao estado, a situação é inversa, com queda no número de casos. A Bahia registrou nos primeiros sete meses do ano 14.978 notificações, contra 57.720 de 2013, redução de 81% dos casos. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Isabel Guimarães, as chuvas que caíram na capital influenciaram nos números expressivos. “Salvador teve um período de chuvas muito intenso esse ano, diferente do ano passado, que a gente chegou a ter uma redução de 70% em relação a 2012”, informou. Informações do Correio.

Comente agora
23
Jul
Vírus de ebola chegou à Europa em garrafa térmica
Postado por: Anacley Souza / 12:34h

Há cerca de 40 anos, um jovem cientista belga viajou para um parte remota da floresta do Congo com a tarefa de descobrir por que tantas pessoas estavam morrendo de uma doença misteriosa e aterrorizante. Em setembro de 1976, um pacote com uma garrafa térmica azul havia chegado ao Instituto de Medicina Tropical em Antuérpia, na Bélgica. Peter Piot tinha 27 anos e, com formação em medicina, atuava como microbiologista clínico. "Era um frasco normal, como os que usamos para manter o café quente", lembra Piot, hoje diretor da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. Mas essa garrafa não continha café. Em meio a cubos de gelo derretidos estavam frascos de sangue, com um bilhete. Vinham de um médico belga que estava no então Zaire, hoje República Popular do Congo. Sua mensagem explicava que o sangue era de uma freira, também belga, contaminada por uma doença misteriosa. A encomenda incomum tinha viajado da capital do Zaire, Kinshasa, em um voo comercial, na bagagem de mão de um dos passageiros. "Quando abrimos a garrafa térmica, vimos que um dos frascos havia quebrado e o sangue havia se misturado com a água do gelo derretido", disse Piot. Ele e seus colegas não sabiam o quão perigoso aquilo era - à medida em que o sangue vazava na água gelada, um vírus mortal e desconhecido também escapava.

Comente agora
23
Jul
Porto Seguro: paciente espera há 100 dias transferência para hospital
Postado por: Anacley Souza / 11:41h

Uma professora de 34 anos, vítima de aneurisma cerebral, está internada há 100 dias no Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, à espera de transferência para algum hospital que disponha de serviço de neurocirurgia com UTI e aparelho de angiografia, visto que o HLEM não dispõe desse equipamento. A família de Ducilene Ribeiro Souza obteve na Justiça duas liminares obrigando o estado e o município a garantir a transferência dela no prazo de 24 horas, mas a ordem judicial vem sendo descumprida há dois meses. De acordo com familiares, a solução do caso emperra na Central Estadual de Regulação de Vagas, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, em Salvador. A paciente precisa fazer a angiografia – exame que mostra a circulação sanguínea no cérebro – para determinar com exatidão qual o tratamento médico que o caso requer, inclusive com possibilidade de cirurgia. Ela chegou a ser levada para ser submetida ao exame em Teixeira de Freitas, mas chegando lá o equipamento quebrou e ela retornou a Porto Seguro. As outras três tentativas de exame falharam, pois para a realização da angiografia é preciso que o paciente esteja sem febre, o que não vem sendo possível porque, devido ao longo tempo de internação, a condição de saúde da paciente está piorando.

Comente agora
23
Jul
Anvisa suspende lote de creme dental Sensodyne
Postado por: Anacley Souza / 11:19h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta terça-feira a distribuição, comercialização e uso do lote TB0165V do creme dental Sensodyne Rápido Alívio, fabricado pela Glaxosmithkline Brasil. Em nota, a Anvisa afirmou que a decisão foi tomada "após a constatação de mistura entre os lotes dos produtos Sensodyne Rápido Alívio e Sensodyne Pro Esmalte durante o processo de fabricação". De acordo com a agência, a fabricante será responsável por retirar os produtos do lote das prateleiras. Também nesta terça-feira, a Anvisa anunciou a suspensão das vendas de dois lotes do antibiótico Claritromicin 50 mg/ml, produzido pela EMS. Os lotes são o 598246 e o 598248, ambos com validade até dezembro de 2015. Segundo a agência, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do produto após identificar alterações no sabor da formulação. (Revista Veja)

Comente agora
23
Jul
Exercícios físicos no inverno não dispensam hidratação, alerta especialista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:33h

Não é porque é inverno que você tenha que dispensar água. Mesmo que o clima frio gere uma falsa sensação de que o corpo precise de menos líquido, a preocupação deve ser redobrada principalmente para quem faz exercício físico intenso. De acordo com o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), "além da temperatura ambiente, que no inverno é mais amena, a intensidade do exercício é o que determina a quantidade necessária de reposição de água", informa. Segundo o especialista, "o consumo diário de líquido deve ser em média 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens, de acordo com a Recommended Dietary Allowances (RDAs), referência utilizada mundialmente para o consumo de água e nutrientes". Chá e sucos são opções para os que não têm muita sede. "Além da água, podemos consumir outras bebidas que nos ajudem a manter o organismo hidratado, sem depender do mecanismo da sede", sugere. Para Werutsky, os treinos com mais de uma hora requerem cuidado maior com a hidratação. "Nesses casos, além de líquido, é necessário repor sais minerais, principalmente o sódio, que atua na regulação dos fluidos, retendo a água no corpo e mantendo-o hidratado", reforçou. O nutrólogo ainda faz alerta para o uso inadequado de roupas para malhar no inverno. "É importante utilizar roupas permeáveis que permitam a troca de calor do corpo com o ambiente. O indicado é utilizar roupas de algodão e tirar o casaco quando começar a suar. E, claro, se hidratar porque o suor já indica perda de líquido", aconselha. Informações da EFE.

Comente agora
23
Jul
Ocorrência registradas na emergência do Hospital Regional
Postado por: Anacley Souza / 09:48h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Marcos Plínio Carvalho, 39 anos, residente na capital baiana, vítima de acidente automobilístico. Com várias escoriações pelo corpo,  o ferido permanece internada em observação.

- Marcelo Machado dos Santos, residente na Rua D em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do Hospital Regional após ser vítima de atropelamento por veículo de dados ignorados. Atendido primeiramente pelo preposto do SAMU, o mesmo foi encaminhado para a unidade hospitalar. Não há informações sobre seu quadro de saúde.

Comente agora
23
Jul
Em fase de testes, vacina contra a dengue chega a 88,5% de eficácia
Postado por: Anacley Souza / 08:34h

As fortes dores de cabeça e no corpo foram o sinal de alerta para o piloto de avião Diego Carvalho, 27 anos. Rodeado de mosquitos na rua onde mora, no bairro de Piatã, ele já desconfiava que era mais uma vítima do mosquito Aedes Aegypti. “Tive muita febre, dor no corpo, na cabeça; muita dor nos olhos. Fui ao hospital e, quando cheguei lá, o médico me disse que eu era o 12º só naquele dia”, lembra. Mais um nas estatísticas de infectados pela dengue em Salvador, onde a doença avançou 350% nas primeiras 27 semanas do ano, Diego pode ter sentido os sintomas característicos da enfermidade pela última vez na vida. Isso porque, apesar de ainda não haver uma forma de imunização, uma vacina que está em fase de estudos já apresenta ótimos resultados. De acordo com artigo divulgado pela revista científica Lancet, publicada no dia 11 de julho, a vacina garantiu uma proteção de 56,5% contra a infecção, mas ainda não surtiu efeitos em todos os quatro sorotipos da doença. Já contra a dengue hemorrágica, a proteção chegou a 88,5%. A comerciária Maria da Graça Mota, 46, vizinha do piloto Diego, também teve dengue este ano e, claro, torce para não voltar a passar por situação semelhante relacionada à ação do mosquito.  “É para eu nunca mais esquecer, achei que ia morrer. Muita dor de cabeça, parecia que eu ia ter um derrame. Mas era dor também para todo lado, meu corpo não respondia. Uma coisa horrível”, relata. A imunização está sendo desenvolvida pelo Instituto Sanofi Pasteur, que tem sede na França, mas também está presente em diversos países, incluindo o Brasil.

Comente agora
23
Jul
ANS suspende venda de planos de seis operadoras
Postado por: Anacley Souza / 07:31h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu nesta terça-feira a comercialização de planos ou produtos de seis operadoras. Estão nessa lista a Medline Assistência Médica, Ameno Assistência Médica, Instituto Português Brasileiro de Assistência, Odontobet, Centro Popular Pro Melhoramento de Bom Jesus e SOMEPI (Sociedade Médica de Pirapora). A medida da ANS foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ao justificar a decisão, a ANS considerou "o indeferimento da autorização de funcionamento e/ou as anormalidades econômico-financeiras, assistenciais e administrativas graves das operadoras". O repasse das carteiras de clientes deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias contados da data do recebimento de intimação da agência.(Estadão Conteúdo)

Comente agora
23
Jul
Capital: Hospital da Bahia aumenta estrutura e inaugura equipamentos nesta quinta-feira (24)
Postado por: Anacley Souza / 07:27h

O Hospital da Bahia, em Salvador, inaugura nesta quinta-feira (24) o Instituto do Cérebro e a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da mesma unidade. Com este último equipamento, o hospital aumenta a assistência aos cuidados integrais ao paciente portador de acometimentos neurológicos agudos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), patologia que é uma das principais causas de morte no Brasil atualmente. Já lembrado em cardiologia, o Hospital da Bahia passa a ser também referência no tratamento integral de pacientes neurológicos.(Bahia Notícias)

Comente agora
22
Jul
Bradesco Saúde continua sem prestar atendimento, diz Sindicato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:42h

O Bradesco Saúde poderá ser obrigado a pagar uma multa no valor de R$ 6 milhões, pelos danos causados à sociedade. Além disso, terá que indenizar cada segurado em R$ 5 mil pelo sofrimento decorrente da ausência de informação, bem como da ausência de cobertura do atendimento médico eletivo da rede referenciada. Os órgãos de defesa do consumidor movem uma ação civil pública contra a operadora. No documento, o Ministério Público Estadual, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/BA) e a Defensoria Pública do Estado pedem que a operadora cumpra o plano de contingenciamento. Uma nova assembleia está marcada para amanhã, dia 23 de julho, às 19h30 na ABM, quando os médicos de todas as especialidades decidem sobre a continuidade do boicote ao Bradesco Saúde. Quase um mês após o início da paralisação (25 de junho), nenhuma proposta foi feita pela seguradora e, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), o plano também afirmou que não irá abrir negociações com os médicos. O Bradesco Saúde não cumpriu determinação da Agência Nacional de Saúde e dos órgãos de defesa do consumidor de disponibilizar uma linha telefônica aos segurados, e divulgá-la amplamente. O plano deve garantir ao segurado o atendimento necessário. Caso isso não ocorra, o conveniado pode realizar o procedimento de forma particular, e o reembolso tem que ser integral. Se não tiver condições de arcar com os custos do procedimento, o consumidor pode requerer que a seguradora indique um local de atendimento em rede não referenciada e arque com as despesas diretamente com o prestador do serviço.

Comente agora
22
Jul
Ariano Suassuna está em coma e respira por aparelhos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:24h

O escritor Ariano Suassuna, 87 anos, está em coma e respirando com ajuda de aparelhos, segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (22) pelo Real Hospital Português. O quadro é considerado grave, porém estável. O autor de "O Auto da Compadecida" foi internado na noite de segunda-feira (21), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Foi submetido a uma cirurgia de emergência, na qual dois drenos foram colocados para controlar a pressão intracraniana. O escritor está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não há previsão de alta. No ano passado, Suassuna foi internado duas vezes, primeiro por causa de um infarto no miocárdio e, depois, por um aneurisma cerebral. (iG)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com