As comentadas


Boa noite , Domingo, 28/08/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

20
Mai
Você usa probióticos ou prebióticos?
Postado por: Anacley Souza / 20:28h

Você sabia que o nosso trato gastrointestinal é um microssistema que possibilita o desempenho normal das funções do organismo? Sim! E manter um equilíbrio apropriado da microbiota ("flora intestinal") pode ser assegurado por uma ingestão alimentar e/ou suplementação sistemática da dieta com os chamados probióticos e prebióticos. Veja:

➡️Probióticos: São micro-organismos vivos, administrados em quantidades adequadas, que conferem benefícios à saúde do indivíduo! Eles podem ser consumidos através de suplementos alimentares manipulados, iogurtes e leites fermentados.
➡️Prebióticos: Componentes alimentares que não são digeridos (fibras solúveis) e que afetam beneficamente o indivíduo, por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no intestino. Eles diminuem o risco de infecções e também podem diminuir a absorção de gorduras e carboidratos no intestino, ajudando no controle do colesterol total e da glicemia! Podem ser consumidos através de suplementos alimentares e frutas e hortaliças em geral!

Comente agora
20
Mai
Zika vírus em Cabo Verde é o mesmo que circula no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 18:49h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta sexta-feira (20) que o zika vírus detectado em Cabo Verde, na costa oeste da África, é do mesmo tipo que causou o surto no Brasil. É a primeira confirmação da presença dessa cepa do vírus na África. Até agora não se sabia se a cepa detectada em Cabo Verde era a mesma que já circulava havia décadas na África ou se era uma importada da América Latina, onde circula a cepa conhecida como "asiática". O Instituto Pasteur de Dacar sequenciou o vírus e confirmou que a cepa do arquipélago cabo-verdiano é a mesma que circula no Brasil. "A descoberta é preocupante porque evidencia que o surto está se espalhando para além da América do Sul, chegando à porta de entrada da África", afirmou a diretora da OMS para o continente africano, Matshidiso Moeti. "Essa informação ajudará as nações africanas a reavaliar os níveis de risco, além de adaptar e elevar os seus níveis de prontidão", afirmou Moeti. Ela, porém, descartou recomendar restrições de viagem ao continente. Em Cabo Verde já há mais de 7,5 mil casos de suspeita de contaminação pelo vírus zika. Até o momento, três bebês nasceram com microcefalia. (DW)

Comente agora
20
Mai
Para Ministério da Saúde, suspensão da 'pílula do câncer' respeita parecer técnico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:49h

Após suspensão da lei que autoriza a produção e o uso da fosfoetanolamina, conhecida como pílula do câncer, o Ministério da Saúde disse que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ratifica o parecer técnico da pasta sobre o assunto. De acordo com o ministério, os estudos preliminares feitos por grupo de trabalho criado para analisar a pílula mostram que o produto não tem consistência e nem qualidade na formulação. Além disso, a pasta diz, segundo a Agência Brasil, que os resultados até agora não demonstram efeito no controle de vários tipos de câncer nas dosagens que vem sendo preconizadas.

Comente agora
20
Mai
S. A de Jesus: Falta de preceptores atrasam formatura de alunos do curso de enfermagem do CETEP
Postado por: Dulce Santana / 10:47h

Em entrevista a uma emissora de rádio na manhã desta sexta-feira (20), o aluno ítalo Gonçalves curso técnico em enfermagem do CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional) em Santo Antônio de Jesus, disse que estão sem os preceptores para acompanhar durante a realização do estágio na área. “Eu sou da turma de 2013, erámos para ter nos formados em 2015 e até hoje não temos preceptores”, declarou. Segundo informou, ao iniciar o estágio, os mesmos tiverem que encerrar devido a demissão da turma do PST. O Governo do Estado juntamente com a Secretaria de Educação, fez o contrato em novembro, demitindo no mês seguinte de 2015, “estamos prejudicados, pedindo apoio geral para que essa decisão seja logo retomada. Somos no total de 90 alunos sem estagiar, sem conclusão do nosso curso, muitos desempregados”. De acordo com a direção do CETEP, a liberação dos preceptores será concedida após uma decisão do Governo do Estado. Os alunos moveram uma ação judicial contra o governo, mas até o presente momento nada foi resolvido. Enquanto isso, os estudantes seguem sem a conclusão do curso. 

Um comentário
20
Mai
Campanha nacional de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:06h

A campanha nacional de vacinação contra a influenza termina nesta sexta-feira (20), em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% das 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha. Na segunda-feira (16) foi divulgado que 35,4 milhões de pessoas, ou 71% do público-alvo já haviam sido vacinadas. A pasta não informou se haveria prorrogação da campanha. A vacina disponibilizada pelo SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B). A campanha é destinada a alguns grupos prioritários: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Neste ano, até 9 de maio, de acordo com último balanço do Ministério, foram registrados 2.808 casos de influenza de todos os tipos no Brasil.

Comente agora
19
Mai
Em busca de vacina, cientistas americanos criam clone do vírus zika
Postado por: Anacley Souza / 23:41h

Um time de cientistas da Universidade do Texas, nos EUA, criou clones do vírus da zika. O trabalho, primeiro do gênero, foi publicado nesta segunda-feira (16) no periódico científico Cell Host and Microbe. O clone, facilmente manipulável em laboratório, pode ajudar os cientistas a entender a ação do vírus nos organismos vivos – e colaborar para a criação de vacinas e antivirais que combatam o parasita. Para clonar o zika, o time do professor Pei-Yong Shi, o cientista líder do estudo, dividiu o vírus em cinco partes. Cinco fragmentos do genoma do zika –cinco conjuntos de letras que compõem seu DNA – foram clonados separadamente e, posteriormente, reunidos. No passo seguinte, os cientistas tentaram determinar se o clone era uma cópia fiel do original. Primeiro, ofereceram o vírus clonado a mosquitos Aedes aegypti, o vetor tradicional do zika. O vírus clonado, tal qual seu progenitor, mostrou-se capaz de sobreviver no organismo dos insetos, condição fundamental para que ele seja transmitido a outros seres-vivos. A seguir, os cientistas infectaram ratos com o zika. E verificaram que o patógeno provocava nos filhotes de roedores malformações congênitas semelhantes àquelas verificadas em humanos. Na última quarta-feira (11), um time de cientistas brasileiros já havia publicado um trabalho que mostra esses efeitos do vírus em ratos – adicionando mais um elemento à equação que confirma a culpa do zika pelas malformações em bebês. Clonar o zika pode ajudar os cientistas a entendê-lo melhor. O vírus da zika é conhecido desde 1947, mas nunca chamou muita atenção da ciência. Ele era encarado como um vírus menos perigoso, capaz de provocar uma espécie branda de dengue. Só virou problema de saúde pública, capaz de preocupar o mundo todo, em meados de 2015 – quando passou a ser associado a casos de microcefalia.

Comente agora
19
Mai
Suor noturno pode ser sintoma de sérios problemas de saúde
Postado por: Anacley Souza / 22:42h

Como distinguir entre os suores noturnos que são indicativos de sérios problemas médicos e aqueles que não o são? Não existe maneira fácil de fazê-lo, para um leigo, mas é certamente possível encontrar algumas pistas, de acordo com a Dra. Shari Midoneck, especialista em medicina interna no Centro Iris Cantor de Saúde da Mulher, em Nova York. Suores noturnos que devem ser causa de preocupação são aqueles que encharcam repetidamente os pijamas, ela afirma. E, "se existirem outros sintomas associados a eles, tais como febres, perda de peso, inchaço nos nódulos linfáticos e fatiga extrema, você pode estar enfrentando uma situação séria e deveria consultar um médico". Já os suores noturnos que alguns de nós sentem em noites de calor são provavelmente normais para as pessoas que não apresentam qualquer outro sintoma preocupante, e também no caso de mulheres jovens em sua época de menstruação e de mulheres mais velhas no período da menopausa, de acordo com a Dra. Midoneck. A Dra. Carla Boutin-Foster, professora no Centro Médico Presbiteriano/Weill Cornell, em Nova York, ofereceu uma definição mais estrita, dizendo que os suores noturnos só são causa de preocupação quando forem muito intensos em noites não muito quentes. Outros sintomas capazes de apontar para problemas potencialmente severos, ela diz, incluem coceira, tosse, produção de escarro, falta de fôlego, palpitações, dores no peito e diarreia. Algumas possíveis causas de suores noturnos sérios incluem infecções agudas ou crônicas, linfomas e outros tumores, baixa presença de açúcar no sangue de pacientes de diabetes, e o uso de alguns medicamentos. Qualquer pessoa que sofra de suores noturnos e dos demais sintomas mencionados deveria procurar um médico, disse a Dra. Boutin-Foster, especialmente os portadores de condições médicas conhecidas e crônicas. Mesmo as pessoas assintomáticas deveriam prestar atenção aos suores e manter um registro de temperatura, medicação e alimentos, ela disse; qualquer pessoa que sofra de suores noturnos persistentes deve passar por uma avaliação clínica, aconselha a médica.

Comente agora
19
Mai
Guanambi: Secretaria de Saúde do município confirma primeira morte por H1N1
Postado por: Anacley Souza / 19:21h

A Secretaria de Saúde de Guanambi, Sertão Produtivo, confirmou nesta quarta-feira (18) a primeira morte pelo vírus Influenza A H1N1 no município. O resultado do exame do empresário Hermínio Batista de Souza Caires, de 59 anos, deu positivo para doença. O paciente morreu no último dia oito de maio, no Hospital Nova Aliança. No mesmo dia, Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica divulgou um balanço da campanha de vacinação contra o vírus. De acordo com o documento, o município imunizou mais de 90% de das pessoas que pertencem ao grupo de risco estipulado pelo Ministério da Saúde (MS).

Comente agora
19
Mai
Supremo suspende lei que autoriza uso da 'pílula do câncer'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:28h

Por 6 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (19) suspender uma lei, válida desde abril deste ano, que autorizou pacientes com câncer a fazer uso da fosfoetanolamina sintética, a chamada "pílula do câncer". No mesmo julgamento, os ministros mantiveram suspensas decisões judiciais que obrigavam o governo a fornecer a substância. Votaram para suspender a lei os ministros Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Outro grupo de ministros, minoritário e, portanto, vencido no julgamento, votou para liberar a substância somente para pacientes terminais: Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Na sessão, o plenário da Corte analisou uma ação da Associação Médica Brasileira (AMB) que visa derrubar a lei, aprovada no Congresso e sancionada em abril pela presidente Dilma Rousseff. A fosfoetanolamina foi descoberta na década de 70 pelo médico Gilberto Orivaldo Chierice, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), que conseguiu curar câncer em camundongos. A substância, no entanto, ainda não obteve o respaldo de cientistas no tratamento de câncer em seres humanos. A AMB acionou o STF para derrubar a lei, que dispensou o registro Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção e distribuição do medicamento para tratamento de câncer.

Comente agora
19
Mai
Conheça os laticínios que os intolerantes à lactose podem consumir
Postado por: Débora Ayane / 17:09h

A intolerância à lactose é uma das sensibilidades alimentares mais comuns em todo o mundo. Esta condição manifesta-se quando há uma má digestão da lactose por parte do intestino, que acontece quando a enzima lactase não é capaz de quebrar a lactose (um tipo de açúcar) em componentes mais simples (a glicose e a galactose) e facilmente absorvidos pelo sangue, fazendo com que permaneça inteira e cause desconforto abdominal, flatulência, inchaço, enjoos, etc.Os produtos feitos à base de leite de origem animal são os que mais facilmente são excluídos da alimentação dos intolerantes, contudo, alguns podem continuar sendo incluídos – não rotineiramente – na alimentação sem que a saúde fique em risco.É o caso do queijo envelhecido, diz a revista Prevention. Segundo a publicação, esta é a variante de queijo menos penosa para os intolerantes à lactose, uma vez que as enzimas usadas no processo de produção já fizeram a função da lactase, quebrando a lactose em pequenos componentes digeríveis.Os iogurtes sem lactose ou que estejam explicitamente rotulados como probióticos ou portadores de culturas vivas ativas podem também ser consumidos pelos intolerantes, uma vez que as bactérias presentes conseguem aniquilar os efeitos nocivos da lactose.Por norma, as manteigas também podem ser consumidas, uma vez que possuem pequenas quantidades de proteína de soro de leite, não tendo quase níveis de lactose presentes.Na moda pelos benefícios que porta para a saúde intestinal, o kefir (e também o queijo quark) pode ser consumido pelos intolerantes à lactose, diz a revista, salientando que a fermentação presente ajuda a quebrar a lactose, facilitando a digestão.O leite de cabra é outra alternativa para as pessoas com intolerância a este açúcar. Embora também possua lactose, o leite de cabra causa sintomas mais suaves (ou até mesmo inexistentes) quando comparado com o leite de vaca, sendo, por isso, uma alternativa a ter em conta para situações pontuais.

Comente agora
19
Mai
“A prefeitura de SAJ quer pagar os aluguéis, mas o dono não quer receber”; diz procurador sobre denuncia de Uberdan
Postado por: Débora Ayane / 12:49h

Na última sexta-feira (16),  o vereador Uberdan Cardoso fez um apelo por meio de uma emissora de rádio, afirmando que haveria atrasos no pagamento do aluguel da Unidade de Saúde da Urbis II. Segundo o edil, o proprietário da casa, por causa deste débito teria solicitado a devolução do imóvel e a prefeitura teria se recusado, também não pagando os valores referentes aos alugueis atrasados. O procurador do município Edimilson Maia e o Assessor Jurídico da Secretaria de Saúde, o Dr. Marcio Garcia esclareceram essa situação por meio da Rádio Andaiá FM nesta quarta-feira (18).

Primeiramente o Assessor Jurídico da Secretaria de Saúde Márcio Garcia afirmou veemente que a informação colocada pelo vereador não procede da forma que foi posta, “a atenção básica a partir do momento que verificou a necessidade de trocar o imóvel a pedido do proprietário, tentou buscar um outro imóvel. Não tendo uma outra edificação na mesma localidade foi feito um processo administrativo e foi demonstrado ao proprietário que havia a necessidade de manter aquele imóvel provisoriamente até que se encontrasse outro com as mesmas características e no mesmo local, porém não foi encontrado. Por interesse público não se poderia trocar o imóvel naquela oportunidade, mas será no futuro porque não é intensão do município ficar com ele”, disse informando que esta comunicação foi feita ao dono no momento em que solicitou a troca, “então nunca houve essa questão de dever meses de aluguel, ele é que não queria receber os alugueis, porque sua intensão era a restituição do imóvel”, explicou.

3 comentários
19
Mai
Uso indiscriminado de analgésicos causa problemas de saúde
Postado por: Anacley Souza / 10:49h

Com que frequência você sente dor de cabeça? Quantas vezes recorre aos analgésicos? Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 5% da população mundial sofra com esse incômodo de maneira regular. No entanto, levantamento do Instituto Nacional de Excelência Clínica e da Saúde (Nice) mostra que o excesso do uso de medicamentos para combater a pode causar dependência e levar o usuário a um ciclo vicioso. De acordo com o estudo, realizado na Grã-Bretanha, quase um milhão de pessoas sofrem com dores evitáveis, resultado do consumo desmedido de remédios analgésicos. Ou seja, vale a pena ficar de olho. Mas não são apenas os pesquisadores do Reino Unido que estão preocupados com o consumo dessa medicação. Neste ano, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) divulgou diretrizes que servem de alerta sobre a utilização de analgésicos como codeína, morfina, metadona e derivados. O órgão recomenda que esses medicamentos não sejam a primeira opção no tratamento cotidiano de dores de cabeça e nas costas. No Brasil, esse tipo de remédio é vendido sem prescrição médica e o seu uso indiscriminado está associado a arritmias cardíacas e mortes súbitas. Segundo um estudo realizado pela University Medical Center in Rotterdam, na Holanda, com mais de oito mil pacientes, o uso contínuo de analgésicos pode aumentar em 80% os riscos de arritmia cardíaca. Ou seja, a dica é que eles sejam usados a partir de recomendação médica e não por automedicação. Especialistas em neurologia afirmam que a automedicação se torna um problema quando o paciente passa a consumir esse tipo de substância por 10 a 15 dias no mês.

Comente agora
19
Mai
Duas visões: a “pílula do câncer” deve ser liberada no Brasil?
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

Promessa de vida mais longa ou irresponsabilidade médica? A fosfoetanolamina sintética, a chamada "pílula do câncer", está no meio de um debate que ganha mais um capítulo hoje. Nesta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal julga uma ação da Associação Médica Brasileira (AMB) que questiona a lei que libera o porte, o uso, a distribuição e a fabricação da substância, supostamente eficaz no combate contra tumores. Sancionada pela presidente afastada Dilma Rousseff a poucos dias da votação do impeachment no Senado, o texto permite que pacientes diagnosticados com a doença usem a fosfoetanolamina por livre escolha. A sanção foi criticada pela comunidade científica por liberar um composto que não tem registro na Anvisa nem eficácia comprovada. ‘Para minha mãezinha’: como a lei da ‘pílula do câncer’ uniu Congresso dividido e foi aprovada em tempo recorde Produzida há mais de 20 anos, a fosfoetanolamina sintética foi estudada pelo professor aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, no Instituto de Química da USP em São Carlos, e distribuída gratuitamente durante décadas para pacientes. Em abril, o presidente do STF , Ricardo Lewandowski, autorizou a USP a interromper o fornecimento das pílulas, o que levou a uma enxurrada de ação judiciais e pôs a "fosfo" nos holofotes. Para entender os argumentos contrários e favoráveis à liberação da pílula, a BBC Brasil conversou com dois dos nomes mais importantes nesta disputa: o presidente da AMB, Florentino Cardoso, e um dos principais pesquisadores da área, o imunologista Durvanei Augusto Maria.

Comente agora
19
Mai
Uso excessivo da internet pode causar problemas à saúde
Postado por: Dulce Santana / 09:12h

A tecnologia está definitivamente presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. No entanto, é importante alertar que, embora úteis, o uso excessivo dessas ferramentas pode causar dependência e trazer graves problemas para a saúde. Para o psicólogo do Hapvida Saúde, Paulo Castro, o vício oriundo da internet, além de causar problemas físicos, afeta diretamente as relações interpessoais. “Se relacionar é poder estar em contato com os mais diversos sentimentos. Relações estabelecidas unicamente pelo meio virtual poder apresentar fragilidade quanto a construção afetiva e social, tornando-a superficialmente, pois esses tipos de contato são pobres de toque e contato visual”, disse. Segundo o especialista, um dos sinais de alerta quando a tecnologia está passando da medida é a interrupção do sono. “Muitas vezes a pessoa vive o mundo virtual de uma maneira tão intensa que não consegue se desligar nem para dormir. Isso atrapalha o sono, deixando o corpo cada vez mais fadigado, sem energia, prejudicando até mesmo o raciocínio”, alerta a especialista. Além da insônia, outros sintomas são comuns, como a ansiedade, alteração do apetite, stress e irritabilidade. Esses sinais são muitas vezes negligenciados pelos usuários por não perceber a tênue linha entre o lazer e o vício.

Comente agora
19
Mai
Salvador já vacinou 93% do público-alvo contra gripe; 2ª dose para crianças está garantida
Postado por: Dulce Santana / 08:33h

A um dia do fim da campanha nacional de vacinação contra gripe, Salvador já registra 580 mil pessoas imunizadas. O número equivale a 93% do público-alvo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). "Somos a segunda capital do país que mais vacinou a população alvo, ficando atrás apenas de São Paulo. Dessa forma inibimos consideravelmente a circulação do vírus na cidade, fazendo com que a doença não se propague com intensidade. Desde o início da campanha, em 18 de abril, não registramos óbitos por gripe, o que atribuímos à imunização", afirmou o secretário José Antonio Rodrigues Alves. Ainda de acordo com o gestor, o saldo de 35 mil vacinas no estoque do município será destinado para as crianças que foram imunizadas pela primeira vez contra a gripe, já que é necessária uma segunda dose no intervalo de um mês após a primeira aplicação para garantir a imunização. "O reforço das crianças está garantido. Todos os pais ou responsáveis foram orientados nos postos de saúde sobre a necessidade de retorno para a segunda dose num um intervalo de 30 dias", reforçou. Sobre a possibilidade da oferta de mais vacinas por parte do Ministério da Saúde, José Antônio esclareceu que a atualização dos dados junto ao Governo Federal foi realizada, mas não há garantia de um novo lote. "Fizemos uma nova solicitação ao Ministério da Saúde de 30 a 50 mil doses da vacina. Porém, ainda não tivemos nenhuma garantia. Por isso, as pessoas que ainda não foram imunizadas devem aguardar uma nova convocação em caso de Salvador ser contemplada com algum novo lote", explicou. A capital baiana recebeu cerca de 657 mil dose de vacina em seis remessas.

Comente agora
19
Mai
Comissão aprova projeto que obriga SUS a oferecer cirurgia cardíaca alternativa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:07h

Pacientes com estenose aórtica, uma doença no coração caracterizada pela abertura incompleta da válvula aórtica, poderão conseguir fazer o implante de prótese valvar por cateter pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (18), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 688/2015, que obriga o SUS a realizar o procedimento em pacientes que não possam ser submetidos à cirurgia convencional por apresentarem risco cirúrgico elevado. A matéria segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário. A estenose aórtica leva à obstrução do fluxo sanguíneo do coração para os diversos órgãos do corpo e pode ser fatal. Segundo o autor do projeto, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a doença atinge de 1% a 4% das pessoas com mais de 65 anos. E, conforme Gurgacz, ao ouvirem o diagnóstico de estenose aórtica grave, os pacientes do SUS "recebem uma sentença de morte, por não terem acesso ao mesmo tratamento disponível nos serviços privados de saúde". De acordo com o relator da matéria, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o SUS ainda não oferece o tratamento por cateter porque a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema (Conitec) rejeitou, em 2013, a proposta de incorporar o procedimento ao arsenal terapêutico oferecido pela rede pública de saúde.

Comente agora
18
Mai
Número de casos de caxumba aumenta no Brasil em 2016
Postado por: Anacley Souza / 22:45h

Depois de patologias como zika vírus, dengue e gripe H1N1 despertarem o alerta da comunidade médica, é a vez da caxumba preocupar. Só na cidade de São Paulo, o número de casos aumentou 568% no primeiro quadrimestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2015. Na metrópole paulista, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram registrados 275 casos da doença infectocontagiosa entre 1º de janeiro e 30 de abril deste ano. O número é equivalente ao total de registros em todo o ano passado. Mas não é só no Sudeste que a situação preocupa. Em Porto Alegre, já haviam sido registrados 101 casos até o dia 17 de maio. Já em Curitiba, foram 342 até o fim de abril, enquanto em Goiânia teve 62 notificações até 16 de maio. As informações foram divulgadas pelas secretarias de saúde de cada um dos municípios. Se antes a caxumba era uma doença relacionada à primeira infância, hoje a situação é bem diferente. Entre os casos notificados no Brasil, muitos dos afetados são adolescentes em escolas e adultos. Por isso, ter atenção aos sintomas, à prevenção e ao tratamento da doença é importante em qualquer idade. O médico Guilherme Bruno de Lima Júnior explica que a caxumba é uma infecção causada por um vírus. “Ela ocasiona inchaço das glândulas produtoras de saliva, as parótidas, que se localizam na frente das orelhas, logo acima da mandíbula”, informa. Quando infectadas, algumas pessoas sequer desenvolvem sintomas, embora seja possível detectar a presença de sinais como febre, mal-estar, cansaço, dor no corpo, dor de cabeça e diminuição do apetite. Em geral, explica o especialista, após dois dias do início do quadro sintomático é que começa a ocorrer o característico inchaço das glândulas parótidas. Diante de alguns surtos isolados no país, é importante ter atenção ao modo como a doença é transmitida.

Comente agora
18
Mai
Casos de microcefalia confirmados no País chegam a 1.384
Postado por: Anacley Souza / 18:35h

O Ministério da Saúde informou em boletim divulgado nesta quarta-feira, 18, que o País já confirmou 1.384 casos de bebês com microcefalia e outras alterações de sistema nervoso. No total, foram 7.534 casos suspeitos da má-formação relatados desde outubro de 2015; 3.332 registros permanecem sob investigação e outros 2.818 foram descartados por apresentar exames normais. Os casos foram relatados por secretarias estaduais até o dia 14 de maio. As confirmações ocorreram em 499 diferentes municípios brasileiros, de 25 Estados e do Distrito Federal; não houve registro no Acre. Dentre os 1.384 confirmados, 207 estão ligados ao vírus da zika. "O Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia", declarou a pasta. Pernambuco tem a maior quantidade de bebês com a má-formação: 354. A Região Nordeste concentra 1.233 dos registros confirmados, com a Bahia (243) e Paraíba (125) na sequência do ranking. O Estado de São Paulo relatou oito casos de microcefalia; no Sudeste, foram 77, com 55 no Rio de Janeiro.

Comente agora
18
Mai
Mulher dá à luz utilizando nova técnica de parto: a cesariana natural; assista ao vídeo
Postado por: Anacley Souza / 17:39h

Um novo método de cesariana está ganhando apoio entre as futuras mães, que caso não consigam ter os filhos através de um parto natural, recorrem à cesariana, mas à cesariana 'natural'. Foi o caso de Sarah Saunders, de Devon na Inglaterra, que gravou o seu parto de cesariana natural no Hospital Torbay e compartilhou no YouTube. Nas imagens é possível ver o bebê sair sozinho da barriga da mãe. “Se não pode ter um parto normal então ter uma cesariana natural é a melhor opção! Foi uma experiência que vou guardar para sempre”, disse Sarah em um comentário no vídeo. Este tipo de cesariana está cada vez mais popular porque, de acordo com o Daily Mail, dá aos bebês uma entrada mais calma no mundo. Neste procedimento é feita uma incisão no abdômen da mulher e os médicos puxam um pouco da cabeça do bebê. Depois, permitem que ele saia por si só, uma etapa que pode demorar até quatro minutos.

Assista ao vídeo:

Comente agora
18
Mai
SAJ: "16 casos de abuso infantil foi registrado no CREAS de 2015 pra cá e geralmente estão ligados a família", diz Coordenadora
Postado por: Débora Ayane / 15:14h

Nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes, a Coordenadora do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) Verônica Mercês por meio da rádio Andaiá FM apresentou dados sobre a incidência dos casos de abuso e exploração sexual de menores em Santo Antônio de Jesus. Segundo Verônica, o Centro se depara com diversos tipos de casos e de 2015 até o dia de hoje há uma média de 16 crianças que foram vítimas de abuso sendo atendidas por psicólogos, fora os que não chegam até o CREAS, “geralmente o CREAS recebe o encaminhamento do Ministério Público e Conselho Tutelar. E vemos que a cada dia cresce mais o número de crianças vítimas em nosso município”, articulou. Ela ressaltou ainda que geralmente o agressor não tem identidade, o Centro tem registros de primos, tios e padrastos, muitos ganham confiança da família ou ameaçam para que a denúncia não seja registrada. Embora a instituição não tenha o convívio diário com a família, são empenhados para que a justiça seja feita, fornecendo toda orientação jurídica para que a família siga firme com o processo. Conforme a coordenadora, o CREAS tem envolvido profissionais da rede para as unidades de saúde que já tem um planejamento para que estejam atentos a esta causa, trabalhando nas instituições abrindo os olhos não somente dos adultos, mas também das crianças, além disso será planejado uma mobilização maior nas ruas da cidade, “muitas vezes atendemos o que chega até nós, mas o que fica escondido não temos como saber, o importante é cada dia mais estar atentando a população geral para que possa observar e denunciar. Estamos indo nas instituições que contemplam a comunidade informando sobre o que é o abuso, temos o planejamento de fazer uma mobilização nas quatro praças da cidade: Andaiá, São Benedito, Urbis IV e Praça Padre Mateus. Para que além da mobilização diária seja estendida”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
18
Mai
Mulheres com maior frequência a cultos religiosos têm risco de morte 33% menor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:35h

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universade de Harvard, nos EUA, associaram a frequência a cultos religiosos à redução do risco de câncer, problemas cardiovasculares e outras doenças. De acordo com o estudo, os efeitos da prática religiosa frequente não estão claros, mas existe associação com menor risco de morte em mulheres. Foram acompanhadas 74.534 mulheres, que responderam um questionário em 1996, segundo o jornal O Globo. Do total, 14.158 frequentavam mais de uma vez por semana cerimônias de sua religião, enquanto 30.401 iam uma vez por semana, 12.103 menos de uma vez e 17.872 nunca. A maioria das mulheres eram católicas ou protestantes. Após um novo questionário em 2012, foi constatado que 13.537 morreram: 2.721 por problemas cardiovasculares e 4.479 por câncer. O risco de morte entre aquelas que iam frequentemente ao culto ou missa foi 33% menos nos 16 anos. No entanto, os autores ressaltaram que não é possível generalizar. "O que sabemos é que religião e espiritualidade podem ser recursos sub valorizados que médicos talvez possam explorar junto a seus pacientes". (BN)

Comente agora
18
Mai
6 passos para pegar gosto em acordar cedo e malhar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:20h

Acordar cedo e com disposição é em si uma tarefa difícil. Se for para malhar de manhã, a dificuldade triplica mesmo para quem está focado no projeto fitness ou vida saudável. No entanto, incluir alguns passos na rotina, segundo o site "Mind Body Green", pode tornar a atividade física matutina menos sofrível. Quer sair quais?

Confira:

COMECE COM UM DIA DA SEMANA: Alterar um hábito não é fácil, portanto comece aos poucos. Escolha um dia da semana para começar a acordar cedo. Desta forma ficará mais fácil se convencer a sair da cama quando o relógio despertar. Nos dias seguintes, você poderá dormir até mais tarde. 

PAGUE UMA ACADEMIAAs chances de desistir dos exercícios da manhã são menores quando você já deixou a academia ou personal trainer pagos, especialmente em tempos difíceis. Caso seu exercício dependesse apenas de sua disposição e não de seu bolso, como uma caminhada ou corrida, você deixaria de malhar mais vezes na semana. 

PENSE EM COMO VOCÊ SE SENTE BEM APÓS MALHAR: Sabe a sensação de bem-estar que dá após a prática de exercícios físicos? Ela acontece por conta da liberação de endorfina no corpo, e é mais prazerosa do que uma hora a mais de sono. 

Comente agora
17
Mai
Mulher morre vítima de H1N1 em Juazeiro
Postado por: Anacley Souza / 18:46h

Mais uma morte por H1N1 foi confirmada nessa segunda-feira (16) pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, no Vale do São Francisco. A vítima foi uma mulher de aproximadamente 50 anos que morreu no dia 12 deste mês. A confirmação da causa foi dada pelo órgão, mas ainda não foi contabilizada pela Secretaria estadual da Saúde (Sesab). No último boletim divulgado pela pasta, o estado tinha 73 casos confirmados de H1N1, dos quais 15 provocaram a morte dos pacientes. Até o fim de abril, eram 45 casos. Em toda a Bahia, 26 municípios registraram casos da gripe e a capital, Salvador, lidera o número de casos (26) e também o de mortes (5). Juazeiro registra também outro caso suspeito da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, a vacinação no município está precária devido ao baixo fornecimento de doses da vacina por parte do Ministério da Saúde. Até o momento, 30 mil pessoas já foram vacinadas na cidade, segundo dados da secretaria. A campanha de vacinação em Juazeiro vai até o dia 20 de maio. Idosos e trabalhadores da área de saúde estão abaixo da meta de vacinação e devem procurar os postos de saúde o quanto antes. Até essa segunda-feira (16), a Bahia registrava 2,2 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe Influenza A, segundo a Sesab. A previsão do Ministério da Saúde é de que 3,2 milhões fossem imunizadas e mais da metade (68,7%) desse público já foi vacinado no estado. O número está abaixo da média nacional, que é de 71% de imunização do público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde. Entre as regiões do país, o Nordeste apresenta a menor taxa de vacinação (58,4%), enquanto a região Sul supera os 80%. A Sesab informou, em nota, que apesar da taxa abaixo da média nacional, continua com a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de vacinar pelo menos 80% da população baiana até a próxima sexta-feira (20). Em Salvador, a campanha prossegue até o dia 30 de maio.

Comente agora
17
Mai
SAJ: Sessão solene na Câmara de Vereadores alusivo ao Dia do Enfermeiro discutiu jornada de trinta horas
Postado por: Débora Ayane / 18:43h

Na noite desta segunda-feira (16) houve uma sessão solene na Câmara de Vereadores alusivo ao Dia do Profissional de Enfermagem, com palestras, debates e discussões acerca da carga horária da classe. Ao ceder uma entrevista à Rádio Andaiá FM o Representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, Davi Apóstolo pronunciou que esta foi uma sessão muito importante e notou a preocupação do legislativo com relação a comemoração do dia da enfermagem, “foi uma fala enaltecendo a questão das trinta horas. Existem estudos e evidências que comprovam que o trabalhador da saúde tem que ter trinta horas, a organização internacional do trabalho preconiza esse direito, os médicos já possuem a jornada de vinte horas semanais, os fisioterapeutas, os terapeutas ocupacionais o pessoal do serviço social recentemente foi aprovado e a enfermagem está nesta luta e em Santo Antônio de Jesus em uma data próxima será votado na câmara a jornada de trinta horas”, argumentou. Davi citou ainda que este projeto já foi aprovado em várias cidades da Bahia e comentou também sobre a qualidade dos serviços prestados à população no decorrer das trinta horas, “o maior beneficiado não será a o trabalhador, mas a população que terá a assistência segura e com qualidade, que hoje não há em muitos lugares devido a jornada de trabalho exaustivae da sobrecarga”, frisou.


Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus

Comente agora
17
Mai
Fim do SUS? A ameaça de corte no gasto obrigatório com saúde
Postado por: Anacley Souza / 18:09h

Os gastos com saúde e educação devem ter um mínimo obrigatório? Para Michel Temer e seu partido, o PMDB, não. No texto que é considerado por muitos seu plano para o país, o Ponte Para o Futuro , a legenda afirma que, para que a economia volte a crescer, é necessário reformar nossa "sistemática orçamentária" – ou seja, reorganizar os gastos do governo brasileiro. E sugere medidas. "Em primeiro lugar, acabar com as vinculações constitucionais estabelecidas, como nos casos dos gastos com saúde e com educação", diz o documento de 18 páginas sobre a obrigatoriedade do investimento nessas áreas de um percentual fixo da arrecadação com impostos. Atualmente, a União é obrigada a aplicar na saúde ao menos o mesmo valor do ano anterior mais o percentual de variação do PIB (Produto Interno Bruto). Estados e municípios precisam investir 12% e 15%, respectivamente. Na educação, o governo federal deve gastar 18% do arrecadado e as outras esferas, 25%. Em seus tempos de vice, o presidente interino defendeu publicamente o fim dessa regra. "Essa fórmula (acabar com a exigência) reforça a Federação, que se ancora na ideia de autonomias locais", afirmou na convenção do PMDB, em novembro. Mas, enquanto ainda não é possível saber se o governo interino levará a ideia adiante e se conseguirá o apoio do Congresso para tal, há um projeto que atende a parte desse ideal de orçamento. E com grandes chances de aprovação. Trata-se da proposta de emenda à Constituição de número 143/2015, já aprovada em primeira votação no Senado.

Comente agora
17
Mai
Bahia já vacinou contra a gripe H1N1 mais da metade do público-alvo
Postado por: Débora Ayane / 14:08h

A três dias do fim da campanha de vacinação contra o vírus influenza, que transmite a gripe H1N1, pouco mais da metade do público-alvo do estado da Bahia foi imunizada. Na tabela de vacinação do Ministério da Saúde, estavam previstas 3.286.957 pessoas, mas a Secretaria de Saúde (Sesab) informou que cerca de 1,9 milhão delas foram imunizadas, até o momento, no estado, o equivalente a 57,8% do público-alvo. O número está abaixo da média nacional, que é de 71% de imunização do público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde. Entre as regiões do país, o Nordeste apresenta a menor taxa de vacinação (58,4%), enquanto a Região Sul supera os 80%. Segundo dados atualizados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab, até a última sexta-feira (13) a Bahia já confirmou 73 casos de H1N1, dos quais 15 provocaram a morte dos pacientes. Até o fim de abril, eram 45 casos. Em toda a Bahia, 26 municípios registram casos da gripe e a capital, Salvador, lidera o número de casos (26) e também o de mortes (5). Depois de Salvador, as cidades de Vitória da Conquista e Guanambi – ambas no Sudoeste do estado – registraram oito e cinco pessoas com H1N1, respectivamente. A Sesab informou, em nota, que apesar da taxa abaixo da média nacional, continua com a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de vacinar pelo menos 80% da população baiana até a próxima sexta-feira (20). A prioridade da campanha é imunizar idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes ou mulheres com até 45 dias após o parto, doentes crônicos, indígenas, pessoas em restrição de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais de saúde.(Agência Brasil)

Comente agora
17
Mai
OMS apela para que novo governo mantenha combate ao zika no País
Postado por: Dulce Santana / 10:30h

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, apelou para que o novo governo brasileiro mantenha os planos de luta contra o vírus zika e alerta que, ainda que o ministro mude na pasta de Saúde no Brasil ou que haja uma nova estratégia, a situação não. "Tomei nota da mudança no Brasil. Mas as evidências não mudam. Governos mudam, mas a ciência, não. Esperam que continuem o que vinha sendo feito", declarou a diretora, insistindo que o combate está longe de ser declarado como encerrado. "Quanto mais aprendemos de zika, mais preocupados ficamos", disse Chan, lembrando que o risco mudou ao longo dos anos. Segundo ela, um dos principais desafios do governo a partir de agora será o de lidar com o impacto de longo prazo do impacto do zika e da microcefalia. "O sistema de saúde terá de ser reposicionado", disse, ao responder ao Estado. "Existem alguns sistemas de saúde que são bons para lidar com emergências. Mas agora os governos precisam monitorar com essas crianças afetadas vão crescer." "Já estamos tendo notícias de algumas delas com problemas de audição, visual", explicou. "Temos de avaliar como será o impacto no desenvolvimento delas." Isso, em sua avaliação, exigirá um plano de "longo prazo".

Comente agora
17
Mai
Internado há 15 dias, morre repórter Silvio Santos no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Dulce Santana / 07:54h

Após quinze dias internados na UTI do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), morreu nesta segunda-feira (16), o repórter Silvio Pereira Santos, conhecido Silvio Santos trabalhou na rádio recôncavo FM durante o ano de 2008. Segundo informações de familiares, Silvio sofria de problemas cardíacos. A família enlutada avisa que sepultamento será nesta terça-feira (17) às 10h no Cemitério local.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
17
Mai
Estresse crônico afeta a memória a curto prazo
Postado por: Dulce Santana / 07:50h

O estresse afeta a qualidade de vida e, sobretudo, a saúde. Estar em constante estado de tensão não só interfere na saúde cardiovascular, como afeta a alimentação, o descanso, a concentração e, sabe-se agora, também a memória. Um estudo da Universidade de Ohio, nos EUA, aponta que o estresse crônico afeta temporariamente a memória a curto prazo, não se sabendo, porém, se esta interferência negativa tem consequências a longo prazo. Para já, sabe-se que os problemas de memória deixam de existir passados 28 dias. Depois de terem feito uma experiência em ratos de laboratório (que foram sujeitos de forma contínua a uma situação conhecida como repetida derrota social, semelhante ao estresse crônico nos humanos), os investigadores norte-americanos notaram que a tensão conseguia afetar a capacidade de lembrar a saída do labirinto em que estavam. Revelada na publicação especializada The Journal of Neuroscience, a investigação traça uma relação direta entre o estresse contínuo e a memória a curto prazo, a que é usada frequentemente nas mais variadas situações do dia-a-dia. Os investigadores notaram, ainda, que o estresse crônico não só afeta a criação de novas células cerebrais como leva a um aumento de macrófagos (células que respondem a processos inflamatórios), sendo, por isso, também uma causa para mudanças na química e biologia do cérebro, especialmente no hipocampo (região das memórias).

Comente agora
17
Mai
Mortes por H1N1 no país chegam a 470, segundo ministério
Postado por: Dulce Santana / 07:24h

Neste ano, até 9 de maio, foram registrados 2.808 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 2.375 são de influenza A (H1N1), sendo 470 óbitos, com registro de um caso importado -- em que o vírus foi contraído em outro país, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Saúde. Até 30 de abril havia nacionalmente 411 mortes por H1N1, de acordo com o boletim anterior divulgado na segunda-feira da semana passada. Portanto, foram 59 mortes a mais no período. A Região Sudeste concentra o maior número de casos (1.381) influenza A H1N1, sendo 1.209 no estado de São Paulo. Outros estados que registraram casos neste ano foram Rio Grande do Sul (198); Paraná (165); Goiás (153); Santa Catarina (102); Pará (101); Rio de Janeiro (70); Bahia (67); Distrito Federal (63); Paraíba (12); Alagoas (12); Rio Grande do Norte (11); Mato Grosso (7); Amapá (2); Rondônia (1); Roraima (1); Maranhão (1); Piauí (1) e Sergipe (1). O ministério informa ainda que já foram vacinados em todo o país 35,4 milhões pessoas na campanha nacional contra a influenza. O número representa 71% do público-alvo, formado por 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis. A meta é vacinar, no mínimo, 80% desse público-alvo até esta sexta-feira (20), quando acaba a campanha nacional. De acordo com o balanço, os estados do Paraná (85,2%), São Paulo (85%), Amapá (81,7%), Espírito Santo (81,2%) e o Distrito Federal (80,9%) já atingiram a meta de vacinação para este ano. (G1)

Comente agora
16
Mai
Anvisa proíbe comercialização de canela moída por conter pelo de roedor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:39h

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA), informou nesta segunda-feira (16), que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, distribuição e comercialização em todo o território nacional, do produto Canela Moída, da marca Pachá, embalagem de 30 gramas, fabricado pela empresa Arcos Com. Imp. Ltda, instalada em Contagem (MG). Segundo a agência, um laudo apontou a presença, acima da tolerância permitida, de pelo de roedor "matéria estranha indicativa de risco à saúde humana". De acordo com a Anvisa, esse é o segundo lote do produto onde foi encontrado o material. O lote foi interditado no ano passado.

Comente agora
16
Mai
OMS recomenda ecografia no 1º trimestre de gravidez em áreas de zika
Postado por: Anacley Souza / 21:12h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que mulheres grávidas em zonas afetadas pelo vírus zika passem, se possível, por ecografia já no primeiro trimestre de gestação. Caso os sistemas de saúde não permitam tal prática, todas precisam ter o serviço prestado pelo menos entre a 18.ª e 20.ª semana para tentar detectar se o bebê sofre de microcefalia ou outra má-formação. A recomendação faz parte de um novo guia publicado nesta segunda-feira, 16, pela OMS direcionado aos médicos e governos sobre como agir diante de mulheres grávidas em regiões com a presença do vírus, como no Brasil. "Se possível, deve ser oferecido às mulheres a oportunidade de fazerem uma ecografia no primeiro trimestre, para determinar com rigor a idade gestacional, porque o exame ecográfico de anomalias fetais, muitas vezes, exige medições antropométrica com base na idade gestacional", sugeriu a entidade. A OMS deixou claro que o teste deve seguir orientações específicas. "No contexto da transmissão do vírus zika, a ecografia deve ser dirigida para identificar microcefalia fetal e/ou outras anomalias cerebrais, tais como ventriculomegalia, calcificações, sulcos e convoluções anormais, atrofia cerebral, disgenesia do corpo caloso, impossibilidade de visualizar diferentes porções do cérebro, microoftalmia, e calcificações oculares que tenham sido notificadas em gravidezes afetadas", disse. "Embora ainda não seja muito claro o quadro completo das anomalias congênitas que pode resultar da infecção do feto pelo vírus zika, os conhecimentos atuais sobre outras infecções congênitas sugerem que os fetos infectados podem apresentar um espectro muito mais amplo da doença", explicou.

Medidas: Para detectar os casos de microcefalia, a OMS trouxe também pela primeira vez uma avaliação detalhada aos médicos.

Comente agora
16
Mai
Pílula do câncer só vai para o SUS se Anvisa comprovar efeito, diz ministro
Postado por: Anacley Souza / 19:23h

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), afirmou durante visita à Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), que, caso o resultado dos estudos sobre os efeitos da fosfoetanolamina, conhecida como pílula do câncer, não comprovarem sua eficácia, a droga não será distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mesmo estando liberada por lei. "A Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] está fazendo os estudos. Pedi agilidade à Anvisa não só nesse caso, mas em vários outros nos quais precisamos rapidamente aprovar medicamentos novos e princípios ativos. A Anvisa precisa nos garantir mais agilidade, com segurança e proteção ao consumidor". O secretário estadual de Saúde, David Uip, informou que, assim que o laboratório responsável por produzir a fosfoetanolamina entregar o material, o governo paulista encapsulará rapidamente a droga e em prazo de seis meses já haverá resultados. "É a primeira pesquisa que há e daqui a pouquíssimo tempo teremos os resultados definitivos". Uip declarou ainda que deve ter reuniões com o ministro quarta (18) e quinta-feira (19). "Não contem com mais dinheiro. Se vier o que está previsto, já vai ser uma grande vitória", disse na manhã desta segunda, indicando que a escassez de recursos pode comprometer a execução das ações da pasta.. Barros não detalhou quais seriam os primeiros programas afetados pela falta de verba. "Os cortes já foram feitos pelo governo anterior. Temos R$ 5,5 bilhões de corte já efetuados na Saúde e eu pretendo trabalhar muito para ver se recupero aquilo que estava no orçamento", disse o deputado federal licenciado.

Comente agora
16
Mai
Em vídeo, diretor do HRSAJ homenageia no Domingão do Faustão maqueiro destaque em humanização
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:48h

O Domingão do Faustão foi palco de uma história emocionante no último domingo, 15. As imagens de um maqueiro cantando para uma senhora idosa no Hospital Professor Eládio Lasserre, localizado no bairro Cajazeiras, em Salvador, foi visualizado por milhões de internautas nas redes sociais. Idelmar Pereira, também conhecido como Farofa, é o maqueiro cantor que ficou famoso em todo o Brasil: "Procuro amenizar as dores das pessoas. A gente procura alegrar, cantar, brincar", explicou ele, que trabalha em dois hospitais diferentes em Salvador (também Hospital Carvalho Luz, no bairro de Nazaré), para pagar os estudos do filho. O carinho que passa para os pacientes do hospital foi retribuído em depoimentos de muita gratidão. "Farofa é como se fosse da família", disse André Xavier, que já contou com o apoio do maqueiro em sua recuperação. E a homenagem ficou também por conta da plateia, que aplaudiu de pé o exemplo de vida de Idelmar Pereira. O Diretor do Hospital Professor Eládio Lasserre, também Diretor do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, Marco Antonio Andrade, elogiou e agradeceu Farofa pelo modelo de conduta humana. "Um ser humano fora do normal, um exemplo a ser seguido por todos", disse. Diante da declaração, Idelmar não conteve a emoção. Há sete meses à frente do HRSAJ, Marco Antonio ressalta que o que existe de mais importante num hospital é aquilo que o dinheiro não pode comprar, o afeto e respeito especial pelo ser humano, inerente a todos nós. “É isso que buscamos diariamente no Hospita

egional”.

 

3 comentários
16
Mai
Comer maçã dá fome: é mito ou verdade? Conheça os vários benefícios da fruta
Postado por: Débora Ayane / 16:57h

Você já deve ter ouvido falar que maçã dá fome, mas isso não passa de crendice. O nutrólogo Roberto Navarro explica que a fruta dificilmente mata a fome e não é correto substituir uma refeição por uma maçã.Por outro lado, ela também não deixa ninguém mais faminto. Pelo contrário, quando consumida com casca, ela contribui para a saciedade, já que é nela que se concentram as fibras da fruta.Frutas com polpas mais duras têm mais fibras, como a goiaba e a pera, e são ideais para quem busca alimentos saudáveis para lanchar. “Para saciar a fome, o ideal é consumir frutas que têm mais fibras porque elas são prolongadoras de saciedade”, orienta Navarro.

Benefícios da maçã

Rica em antioxidantes e vitamina C, ela auxilia no bom funcionamento das células e pode até mesmo afastar os riscos de o organismo desenvolver câncer, comenta o médico ortomolecular Wilson Rondó Jr.Além disso, a fruta também ajuda a diminuir o colesterol, previne problemas respiratórios, combate gripes e resfriados, diminui riscos de diabetes, melhora funções cerebrais e ajuda a melhorar a memória e a combater o mau-hálito.Rica em fibras, a casca da maçã também tem um componente chamado ácido ursólico que está relacionado a um menor risco de obesidade, porque aumenta a queima de calorias e ajuda a desenvolver músculos e massa magra.

Comente agora
16
Mai
MAPA: Exame é capaz de detectar a elevação da pressão arterial causada pelo estresse durante o trabalho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:26h

Estresse significa fadiga, cansaço e tensão. Nos seres humanos o estresse é um processo psicológico complexo e a compreensão dos eventos estressantes é afetada por fatores cognitivos, afetivos e de relações sociais, como pode ocorrer, por exemplo, entre funcionários de uma mesma empresa. Não é a situação em si nem a resposta individual que definem isoladamente o estresse. As percepções do indivíduo diante de uma nova situação estressante são decisivas para a sua caracterização. Na questão do trabalho, o estresse representa, sempre, uma situação avaliada como negativa, sendo o resultado da incapacidade de lidar com as fontes de pressão no trabalho ou uma defasagem entre as exigências do trabalho e a capacidade de responder a elas. O estresse, quando exagerado, provoca problemas de ordem física e mental, resultando numa insatisfação do trabalhador, comprometendo a atividade do indivíduo e o sucesso da empresa.

Comente agora
16
Mai
Confira o plantão do HRSAJ durante o final de semana
Postado por: Dulce Santana / 11:55h

Deram entrada na emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus durante o final de semana, as vítimas:

-Demétrio José dos Santos Júnior, 36 anos, residente em Nazaré das Farinhas, vítima de acidente com motocicleta.

-Alberto Silva Santana, 35 anos, residente no Rio da Dona, vítima de acidente com motocicleta.

-Robson Silva Santos, 43 anos, residente em Santo Antônio de Jesus, vítima de agressão física.

-Antônio dos Santos, 31 anos, residente na zona rural de Laje, vítima de disparo por arma de fogo.

-Odílio de Santana, 56 anos, residente na zona rural de São Miguel das Matas, vítima de agressão física.

-Samuel Oliveira Cardoso, 21 anos, residente em Santo Antônio de Jesus, vítima de agressão física.

-Gerlúcio de Amorim Araújo, 47 anos, residente em Cruz das Almas, vítima de disparo por arma de fogo.

Comente agora
16
Mai
Preço de itens de saúde varia até 1.000% e deve impactar convênios
Postado por: Dulce Santana / 07:57h

Frequentemente usada em pacientes com artrose grave, uma prótese de joelho sai de fábrica no Brasil por R$ 2 mil, mas pode custar nove vezes mais ao plano de saúde. Já o preço de um mesmo tipo de gerador de marca-passo varia de R$ 29 mil a R$ 90 mil ao convênio médico, dependendo da região brasileira onde é comercializado. A disparidade de custos, apontada em levantamento da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) obtido pela reportagem, chega a 1.000% em alguns produtos de saúde. A análise mostra que a diferença traz problemas para as operadoras, mas não só para elas. Os altos custos dos itens médicos serão um dos principais responsáveis pelo reajuste elevado nas mensalidades dos planos de saúde que será anunciado nas próximas semanas. De acordo com a FenaSaúde, que representa as maiores operadoras do País, questões como a ausência de regras claras para a concorrência entre empresas e o pagamento de comissões para hospitais e médicos na comercialização de produtos vêm elevando os custos assistenciais das operadoras muito acima da inflação. 

Comente agora
16
Mai
Quase 8 entre 10 cidades brasileiras não têm unidades de terapia intensiva
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:47h

O Fantástico denuncia a imensa desigualdade da distribuição dos leitos de UTI no país. Há 55 mil leitos para 204 milhões de habitantes. O problema é o desequilíbrio na distribuição: 77% dos municípios brasileiros não têm nenhum leito, enquanto as regiões metropolitanas concentram 74% das vagas para tratamento intensivo (SUS e particulares). Há desequilíbrio também na oferta de vagas entre os setores público e privado. O SUS conta com 2,5 leitos para cada 10 mil habitantes, enquanto no sistema particular este número é de 6 para cada 10 mil habitantes.

Comente agora
16
Mai
Cauby Peixoto morre aos 85 anos em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:45h

O cantor Cauby Peixoto morreu na noite deste domingo (15), aos 85 anos, em São Paulo. O fã-clube oficial do cantor informou que a morte foi por volta das 23h50. O artista estava internado devido a uma pneumonia, desde o dia 9 de maio, no Hospital Sancta Maggiore, no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo. Alguns amigos do artista disseram que no dia 9 de abril, Cauby Peixoto tinha um show marcado em Vila Velha, Espírito Santo, mas o espetáculo foi adiado porque o artista se sentiu mal. Cauby Peixoto, que estava em turnê pelo Brasil com a cantora Angela Maria, se apresentou ao lado da artista no dia 03 de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na ocasião, Rafael Cortez, repórter do Vídeo Show, entrevistou o cantor.

Comente agora
15
Mai
Pesquisa revela cinco benefícios de dormir completamente pelado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:54h

Você é uma daquelas pessoas que gosta de dormir livre, leve e solto? Já recebeu críticas e olhares feios ao revelar que só gosta de dormir pelado? Se a resposta for sim, pode parar de se preocupar.

Um estudo realizado pelo National Sleep Survey, nos Estados Unidos, mostrou que um em cada 10 norte-americanos dormem sem roupa. O que poucos sabem é que, de acordo com a médica naturopata Natasha Turner, a prática pode ajudar muito as pessoas terem um humor melhor, menos barriga, mais sexo e outras coisas.

Turner decidiu separar cinco dicas para quem quer conhecer os benefícios de dormir completamente nu. Confira a lista: 
1. Aumenta desempenho físico e retarda envelhecimento: Muitas pessoas gostam de se sentir aconchegantes na hora de dormir, por isso, utilizam muitas cobertas ou edredons. Mas, se o seu ambiente de sono estiver quente demais, isso impede o resfriamento natural que acontece enquanto dormirmos. Se o seu quarto ou o seu corpo ficarem acima dos 21°C, a temperatura, naturalmente, irá interromper a liberação de melatonina e do hormônio do crescimento (HGH).  Segundo estudo do jornal 'Sleep', você pode tomar doses seguras e legais de hormônio do crescimento, melhorando até mesmo o seu desempenho atlético, apenas dormindo da maneira correta. 
2. Previne contra problemas cardíacos, diabetes e aumenta na disposição diária: Impedindo a liberação do hormônio do crescimento, você também não irá queimar gordura enquanto dorme ou se beneficiará de uma noite de reparação para seus ossos, pele e músculos. O HGH afeta as celulas do organismo e é essencial para a restauração de tecidos, construção dos músculos, densidade óssea e estrutura corporal. Quem dorme menos de seis horas por noite é mais propenso a desenvolver diabetes e problemas cardíacos, segundo pesquisadores da Universidade de Warwick. Não dormindo o suficiente, seus níveis de cortisol e hormônio da fome disparam, gerando um aumento na insulina. Em contrapartida, os hormônios responsáveis pela queima de gordura e controle do apetite despencam. 
3. Aumenta qualidade do sono: 
Comente agora
15
Mai
Salvador é primeira capital do Nordeste a atingir meta da campanha contra gripe
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:49h

Salvador é a primeira capital do Nordeste a atingir o número esperado de pessoas imunizadas na Campanha Nacional contra Gripe. Iniciada em 18 de abril no município, a estratégia já vacinou mais de 512 mil pessoas, que representa 83% do público alvo residente na cidade. Apesar do grande quantitativo de pessoas imunizadas, quatro dos seis grupos prioritários ainda não alcançaram o percentual esperado. Por conta disso, nessa segunda (16) e terça-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde promoverá uma nova linha de atuação para contemplar as categorias que ainda não atingiram a meta estipulada pela campanha. Nesse período, 12 postos espalhados em cada distrito sanitário da cidade imunizarão exclusivamente crianças, idosos e gestantes, das 8 às 17h. "Atingimos a meta, mas ainda sem homogeneidade. Por isso, iremos intensificar a vacinação para os grupos que ainda não atingiram o objetivo mínimo da estratégia. Essas pessoas deverão dirigir-se a uma das unidades de referência dentro de cada distrito sanitário para serem protegidas", explicou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização de Salvador.

Comente agora
15
Mai
Novas regras para planos de saúde entram em vigor neste domingo
Postado por: Anacley Souza / 16:01h

Começam a vigorar hoje (15) as novas regras de atendimento prestado por operadoras de planos de saúde nas solicitações de procedimentos e serviços de cobertura assistencial. As medidas, definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por meio da Resolução Normativa 395, foram anunciadas em janeiro deste ano. A multa em casos de descumprimento das normas varia de R$ 30 mil a R$ 250 mil. PUB Uma das principais mudanças é a implantação, por parte das operadoras, de uma unidade de atendimento presencial, em horário comercial, durante todos os dias úteis nas capitais ou regiões de maior atuação dos planos. Ficam isentas as operadoras de pequeno porte, as exclusivamente odontológicas, as filantrópicas e as autogestões. As empresas de grande porte também terão que oferecer atendimento telefônico 24 horas nos sete dias da semana. As de médio e pequeno porte, as exclusivamente odontológicas e as filantrópicas deverão ter canal telefônico para atendimento em horário comercial durante dias úteis. Além disso, as operadoras, quando demandadas, deverão prestar imediatamente informações e orientações sobre o procedimento ou serviço assistencial solicitado pelo beneficiário, esclarecendo se há cobertura prevista no rol da ANS ou no contrato. A resolução exige ainda que, sempre que houver solicitação de procedimento ou serviço, independentemente do canal pelo qual seja feita, deverá ser fornecido número de protocolo no início do atendimento ou logo que o atendente identifique tratar-se de demanda que envolva cobertura assistencial.

Comente agora
15
Mai
Estudo revela que bactérias 'socializam' umas com as outras
Postado por: Anacley Souza / 15:24h

As bactérias preferem 'socializar' mais com umas do que com outras e trocar entre si informação genética, que lhes dá resistência a antibióticos, através de 'códigos' que lhes permitem reconhecer que informação deve ser trocada. A conclusão consta num estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores, incluindo dois portugueses, do Instituto Pasteur, em Paris, França, e recentemente publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Para chegar a esta conclusão, a equipe analisou mais de 800 genomas (sequências completas de DNA) de bactérias, nomeadamente das que são más para os humanos, como as que causam meningite, pneumonia, infeções hospitalares e gástricas. Pedro Oliveira, investigador do Grupo de Genómica Microbiana Evolutiva do Instituto Pasteur e primeiro autor do estudo, sustentou que os resultados obtidos vão permitir, no futuro, perceber melhor como as bactérias interagem umas com as outras e com os humanos e como evoluem, a ponto de se tornarem patogênicas. Trata-se de uma peça do "puzzle" fundamental, na medida em que, assinalou, "a resistência a antibióticos é cada vez mais frequente, devido à troca de informação genética entre bactérias". O cientista explicou que as bactérias "adquirem de outras bactérias resistência a antibióticos, tornando-se elas próprias resistentes a antibióticos". A transferência de informação genética entre bactérias faz-se à custa dos chamados parasitas moleculares, que coexistem com elas. Se estes transportadores de informação genética são úteis para as bactérias, porque possibilitam que se tornem resistentes aos medicamentos, que as eliminam, a verdade é que, muitas vezes, também podem ser maléficos para as bactérias, ao ponto de as matarem. O grupo de investigadores do Instituto Pasteur confirmou que as bactérias, tal como as pessoas, têm um sistema imunitário que as protege de elementos invasores.

Comente agora
15
Mai
Estudo revela mais um efeito colateral do paracetamol
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:26h

Poucas semanas depois de um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, apontar que o paracetamol – princípio ativo de medicamentos como o Tylenol – pode prejudicar a concentração de pacientes, uma pesquisa conduzida por outro grupo de pesquisadores promete fazer você pensar ainda mais antes de ingerir a substância. Isso porque cientistas da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, concluíram que a droga também pode comprometer a sua capacidade de sentir empatia pela dor de outras pessoas – seja esta de natureza física ou emocional. Os experimentos foram feitos com mais de 200 estudantes. Segundo os responsáveis pela pesquisa, a descoberta preocupa pois a aptidão de reconhecer o sofrimento do outro é fundamental em diversos momentos de nossa vida, tanto pessoal, quanto profissional. A apreensão aumenta por conta da popularidade da substância e a frequência com que seus consumidores a tomam. De acordo com a Associação de Cuidados com a Saúde do Consumidor dos Estados Unidos, o paracetamol é um ingrediente presente em mais de 600 medicamentos.

Experimento

A nova pesquisa, publicada no periódico científico Social Cognitive and Affective Neuroscience, partiu da análise de grupos de controle feita em três etapas. Em um primeiro momento, os voluntários foram intimados a beber um líquido incolor. Enquanto metade deles ingeriu um copo com 1.000 mg de paracetamol, a outra metade tomou um placebo. Em seguida, todos os participantes tiveram que avaliar o nível de dor sofrido por personagens em vários cenários ficcionais. Em alguns momentos, a dor era física; em outros, emocional.

Comente agora
15
Mai
Implantes faciais precisam ser bem monitorados para evitar prejuízos, diz especialista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:09h

Procedimentos de implantes de próteses faciais, como o que Zilu Camargo, ex-mulher do sertanejo Zezé Di Camargo, se submeteu, precisam ser bem planejados e monitorados para evitar prejuízos. "Essas próteses sintéticas tem um risco muito elevado, não só de rejeição da prótese a longo prazo, como também de erodir a própria mandíbula e causar prejuízos em raízes dentárias", adverte a cirurgiã plástica, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Fernanda Serra. Zilu vem sofrendo com as consequências da rejeição a uma prótese de silicone colocada em seu queixo. Em entrevista ao Bahia Notícias, a médica explica que esses procedimentos são menos comuns que os implantes de próteses de mama e glúteo, campeões de procura. “Normalmente quem procura esses implantes faciais, são pacientes que tem provavelmente alguma má formação”, explica. A especialista acredita que procedimentos dessa natureza tenham melhor resultado técnico através de cirurgias ortognáticas, nas quais acontece um reposicionamento da parte óssea do rosto. “Se um paciente chega para mim se queixando de que tem um queixo muito curto, ou um queixo muito projetado nós encaminhamos para esse tipo de procedimento, que é muito mais complexo, mas tem um resultado mais natural e é bem mais seguro", conta. Apesar de não ter sido divulgado maiores detalhes sobre o que aconteceu com a ex-esposa de Zezé de Camargo, alguns médicos chegaram a trabalham com a hipótese de contaminação durante a cirurgia, sob o argumento de que ela se queixa de dores na região da cirurgia. Contudo, Serra discorda dessa teoria. "A boca em si já é uma região extremamente contaminada. Qualquer cirurgia dentro da boca já é uma cirurgia contaminada. Essas próteses vem preparadas para esse tipo de situação. Então eu não acredito muito na hipótese de contaminação de bactérias dentro da cirurgia porque a própria boca já tem muitas bactérias. É difícil criar um ambiente estéreo, como é possível em outras regiões do corpo", conclui.

Comente agora
14
Mai
Gilberto Gil tem alta cancelada e continua internado em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:23h

O cantor Gilberto Gil, de 73 anos, seguirá internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo a assessoria do hospital, o baiano tinha previsão para deixar a unidade neste sábado (14), mas só será liberado a partir de domingo (15), por conta do tratamento de sua insuficiência renal. De acordo com a assessoria de Gil, o tratamento já estava previsto após o retorno de sua turnê. O cantor viajou dia 3 de abril e voltou no domingo, dia 8, após oito shows nos Estados Unidos e na Europa. Em sua rede social, Gil agradeceu aos fãs: "Gostaria de agradecer a todos pela preocupação, pelas inúmeras ligações, e-mails e recados aqui nas redes. Como vocês sabem, no mês passado iniciei um check-up aqui em São Paulo, interrompi pra fazer minha maratona de shows com Caetano Veloso pela América Latina, Estados Unidos e Europa, e agora retornei ao hospital com Flora Gil para terminar o meu check-up. Obrigado por tanto carinho, espero em breve estar em casa". Esta é a segunda vez neste ano que o baiano precisou ser internado. Gil ficou internado em março, no mesmo hospital, durante duas semanas para tratar de crise de hipertensão. (Correio)

Comente agora
14
Mai
Mais Médicos terá menos estrangeiros
Postado por: Anacley Souza / 11:43h

A participação de estrangeiros no Mais Médicos será reduzida depois das eleições municipais. A ideia do Ministério da Saúde é renegociar, no próximo ano, o contrato feito com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para o recrutamento dos profissionais. Hoje, 73% dos que atuam são estrangeiros. A maioria é de cubanos. A mudança não será de uma só vez. O ministro Ricardo Barros, ao assumir, afirmou apenas que iria incentivar a participação de brasileiros. A ideia de anular o contrato, recentemente prorrogado pela presidente afastada, Dilma Rousseff, foi descartada, a princípio. Ele preferiu adotar uma regra de transição. Com isso, agrada ao mesmo tempo associações médicas, críticas do projeto, e prefeitos - favoráveis. A intenção é fazer um ajuste programado, até que o número de profissionais trazidos pela Opas se reduza de forma expressiva. Só ficariam aqueles que têm vagas consideradas de difícil preenchimento, como as dos distritos sanitários indígenas e das cidades afastadas. Lançado há três anos em uma resposta às manifestações de rua que reivindicavam melhorias nos serviços de saúde, o Mais Médicos somente foi adiante em virtude da contratação de estrangeiros. Para driblar a resistência de médicos brasileiros, o governo permitiu que formados em outros países atuassem no Brasil sem a necessidade da validação do diploma. Essa era a maior crítica de entidades de classe, que chegaram até mesmo a romper com o Ministério da Saúde. Para associações médicas, o ideal seria criar, em vez do Mais Médicos, uma carreira federal para a área, a exemplo da magistratura.

Comente agora
14
Mai
Secador de mãos de banheiros ajudaria a espalhar gripe, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 10:53h

Aqueles secadores de mãos que funcionam com ar quente são mais higiênicos porque você não precisa tocar em nada e, consequentemente, não entra em contato com nada capaz de contaminar sua mão que acabou de ser lavada, certo? Não necessariamente. Um novo estudo mostrou que a opção mais “limpinha” seria usar papel para se secar. Entenda por que eles estão dizendo isso.

Melhor jeito de secar as mãos: Um recente estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Westminster, que fica em Londres, mostrou que os secadores de mãos que disparam jatos de ar quente são capazes de espalhar vírus, como o H1N1, e bactérias por todo o ambiente ao seu redor. Eles descobriram isso depois de pedir aos participantes da pesquisa para que usassem luvas e passassem uma solução líquida contendo o vírus MS2 em suas mãos. Depois disso, eles deveriam secar as mãos usando toalhas de papel, máquinas de ar quente ou secadores com jatos de ar (aqueles que são mais fortes e secam mais rápido as mãos, que devem ser colocadas dentro deles).

Comente agora
14
Mai
Ministério da Saúde libera R$ 3 milhões para serviços de nefrologia na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 08:47h

O Ministério da Saúde liberou R$ 3 milhões para ampliar, qualificar e aprimorar os serviços de nefrologia oferecidos aos pacientes renais crônicos, em diferentes estágios, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. Em todo o Brasil, foram liberados R$ 58,9 milhões, que serão incorporados ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade dos estados, Distrito Federal e municípios contemplados pela Portaria nº 963, publicada no Diário Oficial da União. “Esse reforço permitirá à população que sofre com doenças renais crônicas ter o acesso ampliado e melhorado aos serviços de nefrologia. Os gestores locais poderão usar o dinheiro para habilitar novos serviços, comprar equipamentos, realizar mais procedimentos e fazer o custeio de mais tratamentos, melhorando, dessa forma, a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou o Secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame. Os principais serviços oferecidos pelo SUS para tratamentos dos pacientes são hemodiálise, diálise peritoneal e transplantes. Atualmente, existem em todo o Brasil 700 estabelecimentos habilitados para oferecer tratamentos renais pela rede pública de saúde. O número de máquinas de hemodiálise disponíveis no SUS totaliza 19.601 atualmente. Deste total, 18.820 são de uso exclusivo do doente renal crônico e o restante é usado para tratamentos agudos.

Comente agora
14
Mai
Infecção hospitalar atinge até 14% dos pacientes internados
Postado por: Anacley Souza / 08:35h

Um problema que mata, por ano, cerca de 100 mil brasileiros, de acordo com dados da Associação Nacional de Biosegurança. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 14% dos pacientes internados em todo o país sejam atingidos por ela. Tratam-se das infecções hospitalares, em que casos são constantemente relatados no dia a dia. Causadas por vírus e bactérias, o tipo de infecção é tida como uma das principais preocupações tanto para médicos, quanto para pacientes. De acordo com especialistas, elas são caracterizadas como um problema que é adquirido após entrada do paciente em um hospital e está diretamente relacionada, por exemplo, com a internação ou procedimento pelo qual ele tenha passado, como uma cirurgia. “Geralmente se instala entre 48h e 72h após a internação”, disse a infectologista Monique Lírio. Dentre os principais tipos estão, segundo ela, as infecções urinária ou da corrente sanguínea. O diagnóstico é feito após percepção de alteração em exames e entre alguns dos sintomas relacionados estão febre e taquicardia. Ela salienta que quanto maior o período de internação, maiores são as chances de se adquirir o problema. Segundo especialistas, esses vírus e bactérias que desencadeiam essas infecções acabam sendo mais resistentes aos antibióticos, o que acaba tornando a enfermidade mais difícil de tratar. “Além da agressividade da bactéria, também deve ser levado em conta o local onde ocorre a infecção e a imunidade do paciente”, explicou Monique. Ainda de acordo com ela, a maioria dos hospitais possui um serviço de controle de busca de casos que são investigados e notificados para, a partir daí, propor medidas para que o risco de novas infecções seja reduzido.

Higienização:  Contudo, o número de casos de infecção hospitalar poderia ser menor se os profissionais da área colocassem em prática um hábito simples, mas que pode salvar vidas: a higienização correta das mãos.

Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com