As comentadas


Boa noite , Segunda-feira, 30/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

01
Jan
Otorrino ensina receita para amenizar sintomas da rinite; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:38h

A rinite incomoda bastante quem sofre com o problema. Normalmente, ela se manifesta através de espirros consecutivos e coriza. O que muitos não sabem é que o problema pode ser amenizado ou até solucionado com medidas simples.

Comente agora
01
Jan
Dez dicas para você começar o ano com o sorriso lindo
Postado por: Samile Macêdo / 15:32h

Ano-novo, vida nova. Sempre que um ano vira as pessoas costumam deixar para trás hábitos ruins e prometem começar rituais novos para melhorar suas vidas como entrar em uma dieta diferente, radicalizar no corte de cabelo, entrar numa academia e assim por diante. Para você que quer manter ou melhorar a qualidade do seu sorriso em 2015, seguem 10 dicas que vão deixá-lo lindo e saudável todos os meses do ano.

1. Saiba escolher bem sua escova - As escovas de dente mais indicadas pelos dentistas são as de cerdas macias e de cabeça pequena. “Essas são as melhores para atingir áreas de difícil acesso”, diz William Frossard, dentista especializado em estética e doutor em periodontia. Vale lembrar que de nada adianta ter a escova certa e não usá-la, certo? Por isso, não se esqueça de escovar os dentes sempre após as refeições e na hora de dormir.

2. E não esqueça de trocá-las a cada 3 meses - As escovas de dente devem ser trocadas a cada três meses ou quando as cerdas ficarem deformadas. Isso porque após esse período de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. “As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos ao redor dos dentes”, diz o especialista. 

Comente agora
01
Jan
Pessoas preocupadas são mais inteligentes, aponta pesquisa
Postado por: Samile Macêdo / 14:11h

Preocupar-se pode ser um sinal de um certo tipo de inteligência. E quem garante isso são pesquisadores canadenses da Universidade Lakehead, em Ontario, no estudo “Is the worrying and ruminating mind a more intelligent mind?”, que será publicado em fevereiro. Uma equipe liderada por Alexander Penney entrevistou 126 universitários. Eles responderam questionários para descobrir o quanto eles se estressam com os acontecimentos diários em suas vidas. Em um momento da pesquisa, por exemplo, os estudantes disseram o quanto concordavam com a afirmação “Estou sempre preocupado com alguma coisa”. Após a análise das respostas, Penney e sua equipe descobriram uma relação entre preocupação e inteligência verbal. No passado, a sociedade acadêmica já mostrou que os sintomas de ansiedade e depressão estão negativamente associados aos índices de inteligência. Segundo os pesquisadores canadenses, no entanto, esses estudos não consideravam o estresse e não testavam a ansiedade do indivíduo. Penney concluiu que os entrevistados que mais repetiram eventos passados em suas mentes foram os que mais ficaram abaixo no ranking da inteligência não verbal.

Comente agora
01
Jan
Veja cinco dicas para aliviar os sintomas da ressaca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:56h

Muita gente vai passar o primeiro dia do ano procurando uma cura para a ressaca. O excesso de álcool pode provocar aumento da sede, tontura, irritação no estômago, náusea, dilatação dos vasos sanguíneos, além de queda da taxa de açúcar no sangue, que pode levar a fraqueza e cansaço. A ciência ainda não descobriu uma cura definitiva para a ressaca, mas algumas medidas podem aliviar o desconforto de quem bebeu demais no dia anterior. Veja cinco dicas:

1 - Beba muito líquido
Um dos principais problemas provocados pelo excesso de álcool é a desidratação. Além de o álcool ser diurético, outros efeitos relacionados a ele, como o suor e o vômito, podem agravar ainda mais a desidratação. Por isso, quem exagerou no réveillon deve tomar muita água e outros líquidos como água-de-coco, sucos naturais e bebidas isotônicas. Muita gente vai passar o primeiro dia do ano procurando uma cura para a ressaca. O excesso de álcool pode provocar aumento da sede, tontura, irritação no estômago, náusea, dilatação dos vasos sanguíneos, além de queda da taxa de açúcar no sangue, que pode levar a fraqueza e cansaço. A ciência ainda não descobriu uma cura definitiva para a ressaca, mas algumas medidas podem aliviar o desconforto de quem bebeu demais no dia anterior. Veja cinco dicas:

1 - Beba muito líquido
Um dos principais problemas provocados pelo excesso de álcool é a desidratação. Além de o álcool ser diurético, outros efeitos relacionados a ele, como o suor e o vômito, podem agravar ainda mais a desidratação. Por isso, quem exagerou no réveillon deve tomar muita água e outros líquidos como água-de-coco, sucos naturais e bebidas isotônicas.

Comente agora
01
Jan
Ansiedade e depressão não são quadros opostos
Postado por: Samile Macêdo / 11:08h

Muitas pessoas acreditam que depressão e ansiedade são quadros opostos, mas isto não é verdade. Existem muitos estudos a cerca destas doenças, e o que se pode observar é que o diagnóstico de depressão pode passar para um quadro de ansiedade em 2% dos casos e no sentido contrário, ansiedade para a depressão em 24% dos casos. Por isso é importante buscar a ajuda de um especialista para evitar que o quadro se agrave. Primeiro, vamos entender o que é a ansiedade. Esse é um sentimento que causa desconforto, uma apreensão desagradável que pode surgir frente a um perigo real, ou imaginário, onde prepara o indivíduo para uma situação potencialmente danosa, como punições, privações ou ameaças físicas ou morais. A ansiedade impulsiona a pessoa a resolver a situação, aumentando o grau de vigília e sua capacidade de ação, é natural do ser humano e adaptativo, necessário para a autopreservação. A ansiedade se torna patológica quando passa a atrapalhar o indivíduo, trazendo prejuízo ao bem estar e ao seu desempenho, impedindo-o de enfrentar as situações ameaçadoras. Seus sintomas são intensos e aparecem como medos exagerados, estados em que não se consegue relaxar, sensação de que sempre algo ruim está para acontecer, falta de controle sobre seus pensamentos, fixação em seus problemas, pavor de situações difíceis, dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas sexuais, dificuldades para dormir, entre outros. Esses pensamentos geralmente vêm associados a sensações físicas como mal estar, dor de estômago, aperto no tórax, palpitações, inquietação, sudorese, etc. 

Comente agora
01
Jan
Vai beber no Réveillon? Profissional dá dicas de como evitar a ressaca; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 03:27h

Comente agora
01
Jan
Tire 15 dúvidas sobre sua relação com os planos de saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 03:11h

Contratar plano de saúde pode significar, ao mesmo tempo, segurança e dor de cabeça. Embora tenha a cobertura garantida no papel, é comum o cliente encontrar dificuldades para ter acesso aos serviços médicos previstos na apólice. Não raro, a discussão acaba na Justiça. Conforme a advogada Joana Cruz, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o ideal é o cliente estar muito atento na hora de contratar um plano. Significa ler atentamente o contrato, saber quais coberturas estão inclusas e preencher corretamente a declaração de saúde. Este último ponto é importantíssimo. “Quando o consumidor entra no plano de saúde sabendo que tem doença ou lesão pré-existente, ele tem de informar isso”, lembra Joana. Isto se deve à existência de prazos de carência, de acordo com o tipo de atendimento. Mas Joana alerta que a declaração de saúde não pode incluir hábitos do cliente. Ou seja: a pessoa não precisa dizer se é fumante, sedentária, se toma ou não medicamentos. Os cuidados na contratação do plano, porém, devem se estender também a uma minuciosa análise da rede e estrutura de atendimento. As operadoras devem disponibilizar informações como laboratórios, hospitais e pronto-socorros credenciados, o que permite ao consumidor saber onde poderá ser atendido. Em relação às próprias operadoras, diz Joana, vale conferir a lista de reputações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça (www.portal.mj.gov.br). A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) dispõe de rankings de satisfação dos clientes com as prestadoras de serviço, no www.ans.gov.br

“É um caminho, mas não garante muita coisa. É uma prática as operadoras negarem procedimento que você precisa. Neste caso o consumidor tem direito”, afirma Joana. A garantia está na lei 9.656/98, dos planos de saúde. Ela dá cobertura integral, à exceção de procedimentos estéticos e ilegais. Em caso de problemas, a advogada sugere tentar um acordo com a operadora ou, em casos extremas, acionar a Justiça. Ela dá a dica: “Não confie só no seu contrato. O seu direito pode estar na lei de planos de saúde.”

Veja 15 respostas que você deveria saber, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)

Comente agora
31
Dez
Nutricionista dá dicas de como aproveitar a ceia de ano novo sem prejudicar a saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:52h
Alimentos calóricos e ricos em sódio, açúcares e gorduras, como bacalhau, passas, pernil, e outras delícias costumam fazer parte da ceia de Ano Novo. Mas, especialistas alertam para os riscos à saúde causados por essas guloseimas, inclusive, pelo álcool que também está presente no cardápio. A nutricionista Simone Spadaro, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, alerta que o exagero somado ao maior consumo de álcool não só acarretam gordurinhas difíceis de perder, como também podem sobrecarregar o organismo de forma custosa. “Não é necessário fugir de todas as guloseimas, afinal, é período de festas, e precisamos comemorar. Mas, tudo com cautela”, diz Simone. Os petiscos e aperitivos podem ser verdadeiras armadilhas. Para não cair nelas Simone sugere que as pessoas optem pelas versões sem sal de castanha de caju e do Pará, nozes, avelãs, amendoim, entre outras. Ela lembra também que uma porção de 50 a 60 gramas por dia de oleaginosas fornece gorduras boas que protegem o coração. Já na hora da ceia, uma boa opção é o chester, que por se tratar de uma carne magra, pode ser uma decisão saudável e deliciosa. Por outro lado, ela alerta que as peles de aves, versões defumadas, fritas e à pururuca, ou mesmo pratos excessivamente salgados, como o bacalhau, não devem fazer parte da ceia. 
Comente agora
31
Dez
Soluços que duram mais de 2 dias requer atenção
Postado por: Anacley Souza / 19:25h

Festas de fim de ano são um convite ao soluço. Esse espasmo no diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, vez ou outra aparece pela distensão provocada pelo consumo de um grande volume de líquidos e alimentos. Se a bebida for alcoólica, que é uma substância irritante, a chance de terminar a noite repetindo aquele "hic" característico é maior ainda. A maioria dos soluços é episódica, ou seja, aparece de vez em quando e tem curta duração, como explica o médico-cirurgião Sidney Klajner, do Hospital Israelita Albert Einstein, especialista em gastroenterologia. Além da distensão gástrica, ele conta que mudanças bruscas de temperatura, que fazem os músculos se contraírem, são outra causa comum para esse problema, que afeta pessoas de todas as idades. Bebês e crianças pequenas são vítimas frequentes dos espasmos, principalmente depois de tomarem a mamadeira ou ao trocarem de roupa. "Isso ocorre devido à imaturidade dos sistemas digestivo e respiratório", explica Klajner. Há indícios até de que os fetos sejam afetados pelo soluço com alguma frequência no útero materno. Em geral, as crises passam sozinhas e não devem ser motivo de preocupação. Mas soluços que persistem por mais de dois dias são sinal de que há algo errado no organismo e devem ser investigados. As origens podem ser diversas, de acordo com o cirurgião: envolvem desde um simples refluxo (subida dos ácidos do estômago para o esôfago) a doenças neurológicas (incluindo derrames e alzheimer), passando por estresse físico e até tumores. "O tratamento vai depender da causa", resume Klajner. Também há casos de soluços persistentes ou intratáveis, como são chamados os espasmos crônicos, para os quais a medicina não encontra explicação.

Comente agora
31
Dez
Romã previne envelhecimento precoce e doenças cancerígenas
Postado por: Samile Macêdo / 16:21h

O calor do verão pede comidas saborosas e leves, daí o aumento no consumo das frutas nessa época. Seguindo a tendência, a romã se apresenta como uma boa opção para acompanhar os pratos. Seja na salada, na sobremesa ou até mesmo como um tradicional suco. Ao contrário do que muita gente pensa, a fruta pode e deve ser consumida o ano inteiro, pois contém inúmeros elementos benéficos, entre eles a antocianidina, as cianidinas, os fitoestrógenos da isoflavona e 40% de ácido elágico. De acordo com a nutróloga Sylvana Braga, quando ingerida na forma de suco ou chá, a romã age na prevenção de doenças como o câncer. "O ácido elágico auxilia na redução do tumor, induz as células cancerígenas a morte celular (apoptose) e evita o aparecimento de células cancerosas", explica Sylvana. Além disso, segundo a especialista a romã tem potente ação antioxidante, que protege a membrana e o DNA dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. A fruta contém, ainda, propriedades estrogênicas, que ajudam na prevenção da osteoporose e da menopausa.

Comente agora
31
Dez
4 passos para eliminar o açúcar refinado da sua vida
Postado por: Samile Macêdo / 14:26h

O consumo exacerbado de açúcar pode gerar consequências alarmantes para a saúde, inclusive ocasionando desequilíbrios sistêmicos. Comparada a algumas drogas, a dependência química do açúcar ocorre fortemente por gerar alta sensação de prazer, estimulando neurotransmissores cerebrais. Essa sensação boa gera um vicio, pois dura pouco tempo e faz o organismo querer sempre mais dessa substância. Conseguir se livrar do açúcar é quase tão difícil do que deixar de usar drogas. No entanto, a pior parte desta tarefa dura apenas cinco dias, o período necessário para que a dependência do corpo pelo açúcar seja reduzida drasticamente. Para eliminar o açúcar refinado da dieta é preciso evitar comer alimentos processados, condimentos, doces e bebidas açucaradas. Nos primeiros dias também é importante não abusar da ingestão de frutas. Para auxiliar neste processo, o site norte-americano Mind Body Green criou uma lista com quatro dicas para alcançar o alvo e acabar com a dependência do açúcar. Veja quais são elas:

1. Muita proteína e alimentos ricos em fibrasAlimentos com essas características tendem a manter o corpo satisfeito por mais tempo. Portanto, certifique-se de que todas as suas refeições incluam, ao menos, 25% de proteína e gorduras boas, como o ômega 3. Opções: ovos, abacate, azeite de oliva, salmão ou frango orgânico.  

Comente agora
31
Dez
Verão: Cuidados contra a chikungunya e dengue devem ser redobrados
Postado por: Letícia Oliveira / 10:00h

Na estação mais esperada do ano, o verão, os cuidados contra a dengue e a febre chikungunya devem ser redobrados. As temperaturas elevadas e as chuvas irregulares favorecem a reprodução do mosquito transmissor das doenças, o aedes aegypti. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira, reforça que é fundamental a participação dos moradores na prevenção da febre chikungunya e da dengue. Ela diz que entre as medidas ao alcance de todos estão o armazenamento correto do lixo e a remoção de todos os objetos que possam acumular água. Os ovos do mosquito são depositados em água parada e podem sobreviver por mais de um ano à espera de um clima propício para se desenvolver. Entre os principais criadouros estão vasos, pneus, garrafas, caixas d’água, ou seja, tudo que possa acumular água. Durante o ano, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, realizou diversas ações nos bairros, sobretudo aqueles que registram maior número de notificações, visando conscientizar a comunidade a eliminar os criadouros do aedes e, consequentemente, controlar o surgimento de novos casos da febre chikungunya e da dengue. Foram feitas visitas domiciliares, nas quais os agentes de endemias orientaram os moradores, bem como o bloqueio de bomba costal e tratamento focal e perifocal. Também foram desenvolvidas atividades de educação em saúde nas escolas, acompanhamento e monitoramento de todos os casos suspeitos e mutirões de limpeza. 

Controle: Na primeira semana oficial do verão não foram registrados novos casos de febre chikungunya em Feira de Santana. Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 29, os 816 casos confirmados no último levantamento, há uma semana, se mantiveram. (Tribuna)

Comente agora
31
Dez
Primeira vítima de epidemia de ebola pode ter sido infectada por morcego
Postado por: Letícia Oliveira / 08:04h

Uma equipe de pesquisadores acredita ter identificado como começou a epidemia de ebola na África Ocidental: com um garotinho brincando perto de uma árvore oca que abrigava vários morcegos infectados. Os cientistas exploraram uma área do sudeste da Guiné onde o garoto Emile Ouamouno, de dois anos, adoeceu e morreu há um ano. Autoridades acreditam que ele foi o primeiro caso desta epidemia, que infectou mais de 20 mil pessoas. O vírus ebola não foi encontrado nos morcegos testados pelos pesquisadores, por isso eles não conseguiram provar efetivamente que eles deram origem à epidemia. Mas a equipe acredita que o garoto foi infectado por um dos morcegos que vivia na árvore oca. "Como cientista, posso dizer que esse é um cenário possível", disse um dos autores do estudo, Fabian Leendertz, do Instituto Robert Koch, em Berlim. O especialista em doenças infecciosas da Universidade de Columbia Stephen Morse, que não participou do estudo, considerou as conclusões instigantes. Par ele, a pesquisa ampliou o pensamento sobre o que provocou a epidemia. Muitos especialistas suspeitavam que algumas espécies de morcego poderiam ser os responsáveis pelo início da epidemia. Mas outros se perguntavam se outros animais, como chimpanzés ou pequenos antílopes, não poderiam ter sido infectados por morcegos e, em seguida, comidos por humanos, transmitindo dessa forma a doença.

Um comentário
31
Dez
Sofre com gases? Médico ensina a combater a famosa "barriga inchada"; assista aos vídeos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:53h

Muitas pessoas sofrem com o excesso de gases. Inchaço na barriga, distensão abdominal, dores e sensação de mal estar são algumas das queixas mais comuns de quem passa pelo problema. Confira, em dois vídeos, as dicas de um médico coloproctologista para se livrar do problema. 

Comente agora
30
Dez
Cientistas estudam criação de ‘pílula do rejuvenescimento’
Postado por: Anacley Souza / 20:33h

Cientistas deram o primeiro passo para a criação de uma pílula do rejuvenescimento, capaz de retardar os danos da idade à saúde e a prevenir uma série de doenças. Em um estudo publicado na atual edição da revista Science Translational Medicine, esses pesquisadores demonstraram que um medicamento experimental pode fortalecer o sistema imunológico dos idosos e ajudá-los a combater infecções como a gripe. A droga em questão tem como alvo uma região do DNA ligada ao envelhecimento e ao sistema imunológico e é uma versão do medicamento rapamicina. Esse remédio faz parte da classe dos inibidores de mTOR, nome dado a uma via genética que, embora promova o desenvolvimento saudável entre jovens, parece ter um efeito negativo sobre a saúde com o avanço da idade. Estudos feitos em animais já indicaram que essas drogas podem prolongar a vida e evitar doenças associadas à velhice. A nova pesquisa é uma das primeiras a confirmar essa hipótese em seres humanos. Participaram do estudo cerca de 200 pessoas com mais de 65 anos. Parte delas tomou essa esse medicamento ao longo de seis semanas, enquanto o restante ingeriu doses de placebo. Após esse período, todos os voluntários receberam uma vacina contra a gripe. Segundo os resultados, os idosos que tomaram o medicamento desenvolveram 20% mais anticorpos contra a gripe do que aqueles que ingeriram placebo.

Comente agora
30
Dez
O sobrepeso pode levar a problemas de saúde bucal
Postado por: Samile Macêdo / 18:19h

O sobrepeso e a obesidade podem ter um sério impacto na saúde geral e também na saúde bucal. Desta forma, dentistas estão entre os profissionais da saúde que podem orientar o paciente afetado. A Coalizão de Ação contra Obesidade, entidade americana sem fins lucrativos dedicada a ajudar pessoas afetadas pela obesidade, relançou a campanha ao consumidor ?Seu Peso Importa?, cuja meta da campanha é instruir os indivíduos sobre peso e instruir sobre o impacto do excesso de peso na saúde. Segundo Joe Nadglowski, Presidente e CEO da OAC, milhões de norte-americanos são afetados pelo excesso de peso ou obesidade, mas, infelizmente, conversas regulares sobre peso entre pacientes e profissionais da saúde raramente ocorrem. Este fato torna-se ainda mais crítico se considerado o significativo impacto da obesidade na saúde, como o risco aumentado de diabetes tipo 2, hipertensão, apnéia do sono e alguns cânceres. Os indivíduos interessados em aprender mais sobre a relação entre peso e saúde podem visitar YourWeightMatters.org, assumir o desafio de falar com um profissional de saúde sobre seu peso e receber um kit de ajuda grátis do Your Weight Matters.

Comente agora
30
Dez
5 razões para comer cenoura
Postado por: Samile Macêdo / 16:18h

A cenoura é um alimento essencial para quem quer manter uma alimentação saudável. Rico em vitaminas, este alimento traz diversos benefícios ao corpo e possui baixas calorias. Veja abaixo alguns motivos para ter sempre uma porção de cenoura no prato.

1. Protege a visão - Por ser rica em vitamina A, a cenoura é antioxidante e ajuda a combater os radicais livres. Em consequência disso, ela protege a visão e mantém o organismo mais forte para combater outras doenças.

2. Faz bem para o coração - O betacaroteno presenta na cenoura também é antioxidante e ajuda a conter os danos celulares. Esse mesmo nutriente previne contra doenças cardiovasculares.

3. Deixa a pele e os cabelos mais bonitos - A vitamina A e os carotenoides contidos na cenoura ajudam a deixar os cabelos mais fortes, hidratados e brilhantes. Eles também evitam o ressecamento da pele e a deixam mais saudável e bonita. 

Comente agora
30
Dez
Cláudio Marzo é internado com pneumonia e arritmia cardíaca no Rio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:15h

O ator Cláudio Marzo foi internado na Clínica São Vicente, no bairro da Gávea, na Zona Sul do Rio, no último domingo (28). Ele chegou ao hospital com um quadro de arritmia cardíaca e pneumonia e foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). De acordo com o boletim médico divulgado pelo Dr. João Manuel Pedroso, clínico geral e cardiologista do ator, a arritmia já foi controlada. Marzo está tomando antibióticos para controlar a pneumonia. Ainda não há previsão de alta. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da Clínica São Vicente.

Comente agora
30
Dez
Dente de leite pode ajudar no tratamento de Alzheimer
Postado por: Samile Macêdo / 14:39h

A polpa do dente de leite possui células-tronco que, quando retiradas para pesquisa, podem melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem de doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson. O estudo e a utilização desse material podem, ainda, prolongar a vida de doentes terminais. “A polpa do dente de leite possui uma grande concentração celular além de ser mais fácil de conseguir, uma vez que os dentes de leite caem naturalmente de todas as crianças”, diz Márcia Marques, responsável pelo Laboratório de Pesquisa Básica do Departamento de Dentística da FOUSP. Outra vantagem dessas células é que elas são mais jovens e proliferativas, ou seja, crescem mais rápido e conseguem se transformar em vários tipos de outras células, que funcionam como reparadoras de tecidos, como o muscular e o nervoso. Mas os dentes permanentes também também têm sua utilidade. “Aqui no laboratório usamos para pesquisas os dois tipos de dentes. O problema com os dentes permanentes é que, algumas vezes, no decorrer de sua vida, eles passaram por lesões ou inflamações e, quando isso acontece, a qualidade de suas células já não é mais tão boa”, diz a especialista. 

Comente agora
30
Dez
Saiba como evitar ou diminuir os efeitos da ressaca na festa do réveillon
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:13h

A festa pode ter sido boa o suficiente para a contagem de copos consumidos ter sido completamente esquecida, mas no dia seguinte a ressaca cai como uma conta a pagar, seja no nível da dor de cabeça, na taxa de enjoo, ou no índice de boca seca. No fim, a noite já não parece ter sido assim tão compensatória. O corpo vai responder a cada exagero da bebida. A medida mais fácil para evitar este mal esta é beber menos. Para conseguir a proeza valem estratégias simples como eleger a bebida de menor teor alcoólico, reduzir o tamanho do copo, ou simplesmente intercalar copos de água e drinks. Também vale prestar atenção na alimentação: nada de ingerir álcool com estômago vazio, ou passar horas de bebedeira sem comer nada. Agora, se o estrago já foi feito, o que interessa é saber como diminuir essas sensações ruins. A nutricionista e bióloga Adeilda de Morais, especializada em educação nutricional, explica que “o mais importante é repor os líquidos perdidos, para assim recuperar os sais minerais, vitaminas, cálcio, potássio e magnésio que se foram com a urina excessiva”. Para tanto, ela recomenda a ingestão de água pura e água de coco. Algumas frutas e sucos são verdadeiras bençãos para quem já está jurando que nunca mais vai por uma gota de álcool na boca. É importante reidratar o corpo e principalmente o cérebro. 

Um comentário
30
Dez
Consumo de fast food pode comprometer o aprendizado infantil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:06h

A relação entre fast food e obesidade infantil não é nenhuma novidade. Um estudo da Universidade de Ohio revelou, porém, que os prejuízos desses alimentos não atingem apenas o físico e a saúde nutritiva das crianças. De acordo com a pesquisa, quanto maior o consumo de fast food, menor o desenvolvimento educacional e pedagógico dos pequenos. A análise levou em conta crianças matriculadas entre a 5ª e 8ª série do Ensino Fundamental, quando são lecionadas disciplinas como matemática, ciências e redação, nos Estados Unidos. Elas tiveram que responder questões sobre a frequência com quem se alimentaram de fast food semanalmente, independentemente de estarem em “semana de prova” ou não. Ao cruzar essas informações com o histórico escolar dos entrevistados, os pesquisadores descobriram que os que comeram algum tipo de fast food pelo menos uma vez ao dia tiveram um baixo desempenho nas disciplinas em questão. Essa deficiência foi detectada com maior intensidade em matemática. “Essas descobertas mostram que o consumo de fast food tem relação com baixo desenvolvimento educacional e, consequentemente, com a obesidade infantil. O problema não está, porém, nas famílias que ocasionalmente consomem esses alimentos, ao contrário daquelas que transformam isso em rotina”, pondera Kelly M. Purtell, autora da pesquisa.

Comente agora
29
Dez
Fruto Alucinógeno pode ser alternativa contra dependência de crack, aponta estudo
Postado por: Anacley Souza / 18:15h

Uma mulher afirma ter revivido todas as overdoses que teve na vida, um homem diz ter visualizado a própria morte, outras pessoas relatam reviver traumas de infância esquecidos. Esses são depoimentos de pacientes com problema de dependência química, que experimentaram ibogaína. A maioria descreve a experiência como assustadora, mas também transformadora. Entre os 75 pacientes com dependência de diferentes drogas, como cocaína, crack e álcool, 55% dos homens e 100% das mulheres ficaram livres do vício por um ano ou mais. Conduzido pela Unifesp (Universidade Federal de S. Paulo), o estudo inédito fez uso da ibogaína, substância alucinógena, extraída de uma planta africana. A pesquisa chegou a ser noticiada pela Royal Pharmaceutical Society, do Reino Unido e publicada pelo britânico The Journal of Psychopharmacology. Entre 2005 e 2013, os pesquisadores administraram o cloridrato de ibogaína, importado do Canadá, e ministrado em cápsulas. No total, 62% permaneceram abstinentes. "É um resultado extraordinário neste campo", diz Eduardo Schenberg, doutor em Neurociências (USP), que participou do estudo, juntamente com o psiquiatra Dartiu Xavier. Segundo ele, a maioria dos tratamentos convencionais não chega a 30% de sucesso.

Comente agora
29
Dez
Salvador registra seis novos casos suspeitos da febre chikungunya
Postado por: Samile Macêdo / 14:06h

Salvador registrou seis novos casos suspeitos de febre chikungunya nas duas últimas semanas, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (29), os pacientes são moradores dos bairros da Barra, Cabula, Itapuã, Subúrbio Ferroviário e Pau da Lima. A Secretaria afirma que os pacientes passam bem e aguardam o resultado dos exames laboratorias para confirmação ou não da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, até esta segunda-feira, foram notificados 78 casos suspeitos de chikungunya em Salvador, sendo três confirmados. A SMS acredita que, apesar da identificação ter ocorrido na capital baiana, os casos confirmados são consideradas como importados, já que os pacientes foram infectados em Feira de Santana. A secretaria orienta aos moradores que os casos de chikungunya poderão ser atendidos nos postos da atenção básica da rede municipal, e não há necessidade de buscas em hospitais. Os sintomas são os mesmos da dengue como dores nas articulações, febre, cefaléia e vermelhidão na pele. (G1)

Comente agora
29
Dez
Transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, Chikungunya assusta o país em 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 07:18h

A febre chikungunya foi registrada no Brasil pela primeira vez em setembro deste ano. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde (do dia 15 de novembro), haviam sido identificados 1.364 casos no país, sendo 71 importados e 1.293 diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para locais onde há transmissão. A doença, causada por um vírus do gênero Alphavirus, é transmitida sobretudo peloAedes aegypti, transmissor da dengue, e peloAedes albopictus. Os sintomas incluem febre alta, dor muscular, nas articulações e na cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo, que costumam durar de três a dez dias. A letalidade, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara e menos frequente que nos casos de dengue. Para evitar a transmissão do vírus, a orientação do ministério é que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas adotadas para o controle da dengue: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, desde 2004, o chikungunya havia sido identificado em 19 países. A partir do final de 2013, entretanto, foi registrada transmissão autóctone (dentro do mesmo território) em vários países do Caribe e, este ano, na República Dominicana e no Haiti. Até então, apenas África e Ásia tinham registro da circulação do vírus.

Comente agora
28
Dez
5 remédios naturais para aliviar picadas de insetos
Postado por: Samile Macêdo / 20:27h

Nesta época do ano, não são poucas as pessoas que sofrem com a presença dos insetos: irritações na pele, coceira, inchaço e dor são os principais vestígios que mosquitos, abelhas e formigas costumam deixar no organismo – além das noites embaladas pelos zunidos ao redor do travesseiro. A situação fica ainda pior quando as pessoas estão longe dos centros urbanos ou quando as crianças são afetadas. Pensando nisso, separamos cinco remédios naturais e eficientes para aliviar os incômodos das picadas – que podem até mesmo entrar para as páginas de um manual de sobrevivência para os aventureiros. A lista traz opções naturais que substituem cremes e pomadas específicas. No entanto, caso a reação alérgica seja mais intensa que o comum, ou haja suspeita de dengue ou malária, é imprescindível procurar a ajuda de um médico.

Casca de banana - Utilizar a casca da banana como remédio natural contra as picadas de mosquitos é uma alternativa sustentável de aproveitamento em totalidade da fruta. Assim, o resíduo pode substituir com bastante eficiência as pomadas e cremes específicos, basta esfregar a parte interna da casca na área atingida pelos insetos – em alguns minutos, a picada vai desinchar, diminuindo, também, o incômodo. Além disso, a casca de banana é eficiente para estancar sangramentos e ajudar na cicatrização de feridas. 

Comente agora
28
Dez
Brasileiras fazem três vezes menos mamografias do que recomenda a OMS
Postado por: Anacley Souza / 15:26h

Menos de 25% das brasileiras entre 50 e 60 anos de idade realizaram mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013, quase três vezes menos do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 70% de cobertura anual desse exame em mulheres acima com mais de 40 anos de idade, enquanto o Ministério da Saúde sugere que essa cobertura comece a partir dos 50 anos. Os dados fazem parte de um levantamento elaborado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a Rede Goiana de Pesquisa em Mastologia. Das mais de 10 milhões de mamografias esperadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em mulheres entre 50 e 60 anos de idade em 2013, somente 2,5 milhões foram realizadas. O estudo também revela que, embora haja equipamentos do SUS em número satisfatório, a grande maioria está no Sul e Sudeste e uma pequena parte no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, as capitais concentram esses mamógrafos, enquanto uma área imensa no interior fica descoberta. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, a falta de informação sobre a importância da mamografia não é o principal problema, mas sim as distâncias que separam muitas mulheres do local de exames. “No estado de Goiás, existem regiões em que a mulher precisa andar mais de 300 quilômetros até um mamógrafo do SUS, o que significa um dia inteiro para fazer um exame que deveria levar cerca de três horas para ser concluído”, diz o médico, ao ressaltar que em geral são mulheres sem sintomas que acabam desistindo do exame. “Ela levaria um dia inteiro para fazer o exame, mais um dia para pegar o resultado e um terceiro para mostrá-lo na consulta médica.

Comente agora
28
Dez
Dermatologista indica cuidados com a pele durante exposição ao sol
Postado por: Samile Macêdo / 13:20h

"Desde cedo a radiação solar já está presente. O ideal é que desde o início da manhã a gente já use o filtro solar", orienta a dermatologista Cristiana Silveira sobre a importância de proteção diária e constante da pele durante o verão, período em que as pessoas se expõem mais ao sol. Segundo a dermatologista, não há uma recomendação segura sobre tempo mínimo de exposição para garantir um pouco de bronzeado. "O tempo de segurança depende do tom de pele da pessoa , do índice de radiação ultravioleta, da área onde você está morando e do horário. Então, quando nós percebemos que está ardendo, isso é um sinal tardio. Devemos nos expor o mínimo possível", orienta. A dermatologista Cristiana Silveira também explica que as pessoas que ficam debaixo do sombreiro não estão livres dos riscos trazidos pela radiação ultravioleta. "Depende do material do sombreiro. O sombreiro que é feito de náilon, por exemplo, ele protege só 15%.

Comente agora
28
Dez
Conheça sete benefícios de andar de bicicleta
Postado por: Samile Macêdo / 12:52h

A bicicleta já foi um dos principais meios de transporte no mundo, mas hoje a história é bem diferente. Grande parte das pessoas nunca teve uma bicicleta própria ou deixa a sua cheia de teias de aranha na garagem. Seja por preguiça ou falta de tempo, quem não costuma pedalar está perdendo inúmeros benefícios - desde definir músculos até melhorar a frequência cardíaca. Conheça sete deles e se torne mais um adepto desse exercício físico.

1. Faz bem à saúde - Segundo o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. "Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo", aponta. Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico. "Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada", afirma.

2. Trabalha os membros inferiores - "Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário", afirma Ricardo Nahas. Segundo o especialista, pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante. 

Comente agora
28
Dez
Mulheres devem redobrar cuidados com a saúde íntima no verão
Postado por: Anacley Souza / 10:58h

Sol, praia, piscina e muito calor. Essa é a combinação perfeita para curtir a estação mais desejada do ano. Mas, em dias de sol, é comum as mulheres saírem do mar ou piscina e manter o biquíni úmido no corpo, prática que alimenta fungos e bactérias na região íntima. Especialistas alertam que esse hábito comum pode provocar infecções que, se não tratadas, podem trazer consequências, como a recorrência da própria infecção, coceiras e fissura vaginal. Infecções De acordo com o ginecologista Marques Vinicius, uma das infecções mais recorrentes é a candidíase, que desencadeia coceira na vagina, com secreção esbranquiçada, geralmente sem odor e sensação de ardor. "A doença é mais comum na época do verão. Evitar que a roupa seque no corpo é o primeiro passo para a prevenção", orienta o médico. Também recomenda-se lavar calcinhas e peças íntimas com sabão de coco ou sabonete neutro, além de evitar tirar todos os pelos do órgão genital, pois são eles que protegem a vulva. Segundo Marques Vinicius, um profissional deve ser procurado diante de qualquer sinal de infecção. "A automedicação é proibida uma vez que há bastante infecções fúngicas de recorrência. O ideal é consultar um médico".

Comente agora
28
Dez
Hemoba aceitará doações de sangue até a véspera do Ano Novo
Postado por: Anacley Souza / 07:28h

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) informou que aceitará candidatos a doação de sangue e cadastro de medula óssea até a véspera do Ano Novo, para tentar complementar o estoque, que está abaixo do esperado. O hemocentro funcionará em horário normal nesta segunda (29) e terça-feira (30), das 7h30 às 18h30. Já na quarta (31), o atendimento será das 7h às 12h30. No dia 1° de janeiro, o local estará fechado, mas o serviço volta a funcionar normalmente já a partir do dia 2. Os interessados em realizar a doação não podem estar em jejum e devem estar bem alimentados e descansados. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar ao menos 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade precisam de acompanhamento dos responsáveis. Não podem doar sangue mulheres grávidas, em fase de amamentação, ou no período de três meses após o parto; quem tiver ingerido bebida alcoólica até 12 horas antes da doação e quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano.

Comente agora
27
Dez
Mexer demais as pernas pode ser sintoma de enxaqueca
Postado por: Samile Macêdo / 22:19h

Sabe aquelas pessoas que estão o tempo todo movimentando alguma parte do seu corpo, principalmente as pernas? Pois é, apesar de ser muito comum a gente dizer que isso é sintoma de estresse e ansiedade, existe outra doença que causa esta constante inquietação. É a enxaqueca. "Quem sofre deste mal nem sempre tem convicção de que a dor de cabeça é apenas uma das manifestações do problema. Essas pessoas têm mais chance de apresentar transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, sintomas do labirinto, entre outras condições clínicas. Já há evidências também de que o sono é menos eficiente", explica o neurologista Ricardo Teixeira. Porém, a novidade, quando se trata da enxaqueca, fica por conta da síndrome das pernas inquietas. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico especializado Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry , o transtorno é um dos componentes que pode atrapalhar o sono de quem sofre de enxaqueca. Essa síndrome é caracterizada por uma sensação de incômodo nas pernas, ou até mesmo nos braços, que provoca uma vontade irresistível de mexê-las. O problema afeta entre 5 a 15% da população geral e os sintomas são piores quando a pessoa se deita para descansar. "Isso pode levar a uma piora da qualidade do sono, e para quem tem enxaqueca, esse é um fator que tem o potencial de piorar as crises de dor", destaca ele. 

Comente agora
27
Dez
Comida saudável pode... engordar mais, diz estudo
Postado por: Samile Macêdo / 21:10h

A seguinte situação já deve ser familiar: você decide comer uma refeição saudável e escolhe um arroz integral e alguns legumes no vapor. Pouco tempo depois, começa a sentir fome. Ou, se não, sente vontade de atacar uma sobremesa depois desse almoço. Este buraco de saciedade não é apenas uma função de calorias que faltam, mas também reflete de uma maneira inconsciente no seu cérebro em relação às suas percepções de o que é uma refeição saudável. Alia Crum, pesquisadora da Universidade de Standford, conduziu uma pesquisa sobre o assunto. Ela entregou para um grupo de pessoas um milk-shake de baunilha e convenceu algumas delas de que a bebida era zero gordura, com pouco açúcar. A outra parte acreditava que o milshake tinha alto teor calórico e muita gordura. O resultado: as pessoas que tomaram a bebida “saudável” tiveram aumento de um hormônio chamado grelina, que estimula o metabolismo e estimula o apetite. Por outro lado, as que tomaram achando ser uma bebida “gorda” tiveram a dimunuição do hormônio e assim se sentiram mais satisfeitas.

Comente agora
27
Dez
A ciência se aproxima de um novo tratamento para infertilidade
Postado por: Samile Macêdo / 20:42h

Usando células-tronco embrionárias, cientistas produziram células germinativas primordiais que se tornarão esperma e óvulo em uma grande inovação da Universidade de Cambridge. Na natureza, as células germinativas primordiais são criadas logo após a fertilização, durante a fase pré-embrionária, quando as células de dividem e se tornam uma bola chamada blastocisto. Embora não tenham braços e pernas ainda, essas células germinativas primordiais sabem como o ser se desenvolverá, e já são equipadas para passar informações genéticas adiante à prole que produzirá no futuro. “Células germinativas são ‘imortais’, pois fornecem uma ligação duradoura entre todas as gerações, carregando informações genéticas de uma geração à próxima”, acrescenta o professor Asim Surani, do Instituto Gurdon. O professor Surani e sua equipe também demostraram que as células germinativas primordiais podem ser produzidas usando células da pele de adultos. Apesar de os cientístas terem criado no passado células germinativas primordiais de roedores usando suas células-tronco embrionárias, o estudo atual marca a primeira vez em que conseguiram o feito com humanos.

Comente agora
27
Dez
Cientistas criam formas primitivas de óvulo e esperma artificial
Postado por: Anacley Souza / 16:45h

Pesquisadores conseguiram criar, pela primeira vez, formas primitivas de óvulos e espermas humanos em laboratório. A descoberta pode ajudar a solucionar problemas de infertilidade, compreender melhor os primeiros estágios do desenvolvimento embrionário e, potencialmente, permitir o desenvolvimento de novos tipos de tecnologia reprodutiva. As chamadas células germinativas primordiais (PGC, na sigla em inglês), das quais derivam os óvulos e espermatozoides, já haviam sido desenvolvidas em testes de laboratório com roedores, mas nunca com humanos. A descoberta, descrita por cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e do Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, foi publicada no periódico Cell, na quarta-feira. Células germinativas primordiais têm potencial para serem transformadas em espermatozoides e óvulos humanos. O próximo passo da pesquisa é injetar as células em ovários de roedoras para testar se elas se desenvolvem em animais. As PGCs aparecem durante as primeiras semanas do crescimento embrionário, quando as células-tronco do óvulo fertilizado começam a diferenciar-se em vários tipos de células básicas. Em um estágio seguinte, as PGCs se transformam em precursoras de espermatozoides ou de óvulos 'de uma maneira bastante automática', segundo o coautor da pesquisa, Jacob Hanna, do Instituto Weizmann. O estudo demonstrou que as PGCs também podem ser criadas a partir de células adultas reprogramadas, como as da pele.

Comente agora
27
Dez
Confira as promoções da Farmácia Oliveira em Santo Antonio de Jesus; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:35h

 

Foi inaugurada em Santo Antônio de Jesus a Farmácia Oliveira. A Drogaria está localizada no centro da cidade, com um moderno layout, diversidade de produtos e uma equipe treinada para o melhor atendimento. A Farmácia Oliveira chegou ao município, promovendo saúde, beleza, conveniência e bem-estar através da excelência no acolhimento ao cliente, reafirmando o compromisso de garantia de todos os medicamentos com os melhores preços.

  • *Aceitamos cartões de créditos e parcelamos suas compras
  • * Aferimos pressão gratuitamente
  • *Entregamos em domicílio
  • -
  • Endereço: Rua Armando Tavares, 186 A - Centro - Santo Antonio de Jesus
  • Tel.: 3632 1587
  • A Farmácia que cuida de sua saúde!
Comente agora
27
Dez
Sucos especiais combatem a celulite e reduzem medidas
Postado por: Samile Macêdo / 13:31h

Refrescantes e saudáveis, os sucos podem ser grandes aliados na busca pelo corpo perfeito. Dependendo dos ingredientes escolhidos para preparar o seu copo, é possível conquistar os objetivos tão almejados durante toda a dieta, eliminando o inchaço e até mesmo a celulite. Segundo a nutricionista Brunna Reis, eles podem ajudar desde que o consumo seja frequente. “Não adianta tomar uma vez acreditando que o suco vai fazer milagre, é preciso ter o hábito de ingerir esses líquidos que podem ser realmente muito benéficos”, indica a especialista. Listamos algumas receitas de sucos poderosos para você conseguir entrar em forma. Junto, explicamos para que servem e os benefícios de cada ingrediente.

Suco anticelulite – Abacaxi, Couve, hortelã, salsa e água de coco: O abacaxi e a hortelã facilitam a digestão, o que favorece o emagrecimento, graças ao bom funcionamento do intestino. Salsa e água de coco são alimentos diuréticos, aumentam o fluxo urinário, enquanto a couve promove a desintoxicação do corpo. “Unindo tudo isso, com alimentos livres de toxinas, a pele vai melhorar muito e ajuda a combater a celulite”, explica Brunna.

Suco anti-inchaço – Capim cidreira, lima da Pérsia e melancia: Os ingredientes escolhidos ajudam a diminuir medidas. O capim cidreira apresenta efeito diurético, assim como a melancia. Já a lima da Pérsia é digestiva e promove o detox do organismo.

Comente agora
27
Dez
5 alimentos que podem ser aproveitados até o caroço
Postado por: Samile Macêdo / 12:09h

Aproveitar os alimentos em sua totalidade é a melhor forma de evitar o desperdício. É muito comum que em frutas e legumes, os talos e cascas tenham até mesmo mais nutrientes do que a polpa, no entanto, normalmente o destino que eles têm é o lixo. A casca da banana, por exemplo, possui três vezes mais vitamina C e duas vezes mais potássio do que a própria polpa. O mesmo acontece com o abacaxi, em que a casca tem nove vezes mais fibras e duas vezes mais vitamina C. A abóbora é um caso ainda melhor, suas sementes, quase sempre descartadas, tem 28 vezes mais fibras do que o seu interior. Diante destas informações, a Allianz separou cinco alimentos que podem ser aproveitados em sua totalidade. Veja quais são e como prepará-los.

1. Melancia: - Polpa: Pode ser utilizada, como de costume, em sucos e sobremesas. Semente: Pode ser torrada e, juntamente com outras sementes e casca de ovo, formar uma farofa doce para ser consumida com frutas e sorvete. A semente da melancia é rica em fibras e auxilia no bom funcionamento do intestino. - Casca: Pode ser utilizada ralada e refogada em recheios salgados. A casca da melancia é proteína, nutriente responsável pela formação dos nossos músculos. - Entrecasca: Pode ser utilizada para o preparo de cocada. A entrecasca da melancia é rica em potássio, que auxilia no combate às câimbras.

2. Abacaxi: - Polpa: Pode ser utilizada, como de costume, em sucos e sobremesas. - Casca: Pode ser fervida (desta água faz-se um chá) e utilizada para o preparo de sucos. Com o bagaço que resta na peneira, é possível fazer um beijinho com coco. A casca do abacaxi é rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e em cálcio, que fortalece os ossos.

Comente agora
27
Dez
OMS confirma 7.693 mortes pelo vírus ebola na África Ocidental
Postado por: Anacley Souza / 11:50h

A epidemia de ebola na África Ocidental já causou 7.693 mortes, de um total de 19.695 casos identificados na Libéria, Guiné-Conacri e em Serra Leoa, os três países mais afetados. Os dados foram divulgados hoje (26) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme o balanço da OMS, o vírus matou pelo menos 7.708 pessoas em todo o mundo. Serra Leoa, que tem o maior número de casos, registrou, até 24 de dezembro, 9.203 casos e 2.655 mortes. Na quarta-feira (24), o governo local anunciou o isolamento da Região Norte do país por cinco dias. O objetivo é tentar bloquear a propagação do vírus. Na Libéria, que durante vários meses foi o país mais atingido pela epidemia, a proliferação do vírus é menor. Até o dia 20 deste mês, os liberianos registraram 7.862 casos, dos quais 3.384 foram mortais. Na Guiné-Conacri, onde os primeiros sinais do atual surto surgiram em dezembro do ano passado, foram notificados, até quarta-feira, 1.654 mortes e 2.630 casos identificados. Fora desses países, o quadro de óbitos manteve-se inalterado. São oito motes na Nigéria, seis no Mali e uma nos Estados Unidos. Sem registro de mortes, o Senegal e a Espanha, cada um com um caso, foram declarados livres do ebola. O atual surto, o mais grave e prolongado desde que o vírus foi descoberto, em 1976, também afetou os profissionais de saúde. Até 21 de dezembro, 666 profissionais tinham sido infectados e 366 deles morreram. Em 8 de agosto, a OMS decretou estado de emergência de saúde pública. (Agência Brasil)

Comente agora
27
Dez
Especialistas recomendam cuidados com a saúde durante o verão
Postado por: Anacley Souza / 11:01h

Em tempo de calor intenso, com sensação térmica, em alguns dias, por volta dos 50 graus Celsius (°C), como tem feito no Rio de Janeiro, todo cuidado é pouco para evitar doenças típicas do verão. Os especialistas recomendam beber água, evitar exposição ao sol no período entre 10h e 16h, quando o sol é mais forte, e usar de protetor solar. O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio, Nelson Nahon, disse que o maior perigo na temporada de verão, além do excesso do sol, é a desidratação. Ele alertou para os cuidados com a alimentação. “Tem muita gente que se alimenta na rua. É preciso prestar atenção na qualidade, e, nas praias, tem que ver se os ambulantes estão com os alimentos expostos por muito tempo”, disse. Para o médico, há muita gente que comete abusos, como é o caso das pessoas que ficam durante um período longo nas praias. “O pessoal fica, às vezes, o dia inteiro sob o sol intenso e ainda leva crianças com menos de seis meses para a praia. Isso não é indicado”, analisou. Segundo o médico, a principal consequência da exposição excessiva ao sol é a desidratação que, dependendo da intensidade, pode provocar diarreia e vômito. “No caso mais acentuado, se a pessoa passar mal, tem que ir para um hospital e tomar soro.

Comente agora
27
Dez
Paciente com aneurisma cerebral é mais uma vítima da regulação na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:32h
Familiares de dona Sabina Santos de Almeida, de 75 anos, procuraram a redação do Bocão News para denunciar mais um caso de dificuldade na regulação de saúde na Bahia. Internada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus desde o dia (23) após sofrer uma série de convulsões, fortes dores na cabeça e hemorragia, Sabina Santos precisa de internamento em UTI com neurocirurgião e hemodinâmica, e fazer uma angiografia. Segundo a filha da idosa, a família tem feito o que pode para providenciar a transferência para uma UTI em Salvador, onde poderá receber os cuidados necessários. Ela conta que a Secretaria de Saúde da Bahia já está ciente da situação de sua mãe, mas recebeu informações sobre de que "o pessoal da regulação está em recesso e não há vaga". Desesperada com a condição de dona Sabina, a família tem feito apelo a hospitais particulares que atendem pelo SUS. (Bocão News)
Comente agora
27
Dez
Uso da maconha pode impedir que o vírus HIV se espalhe
Postado por: Anacley Souza / 08:13h

A maconha tem sido usada há muito tempo como tratamento terapêutico efetivo contra alguns sintomas da Aids, como dores crônicas e perda de peso. No entanto, um estudo da Louisiana State University descobriu que a erva talvez poderia ser capaz de frear que a doença se espalhe ainda mais. Segundo informações do site The Huffington Post, os cientistas administraram por 17 meses uma dose diária de THC, um ingrediente ativo da maconha, em macacos infectados com uma forma animal do vírus HIV. Ao longo deste período, eles observaram que os prejuízos ao sistema imunológico dos estômagos dos animais, uma das áreas mais comuns do corpo que sofrem com infecções, tinham sido reduzidos. "Estes resultados revelam novos mecanismos que podem contribuir potencialmente para o controle da doença por meio da cannabis", afirmou a líder da pesquisa, Dra. Patricia Molina. Ela explica também que enquanto o vírus HIV ganha força se espalhando por meio de infecções que matam as células do sistema imunológico, os primatas que participaram da pesquisa mantiveram altas taxas de células saudáveis ao longo do tratamento. Estudos anteriores concluíram ainda que macacos infectados com o vírus HIV e tratados com THC tinham maior chance de sobreviver. Em 2012, outra pesquisa pontuou que componentes da maconha podem ser efetivos na luta contra o vírus HIV em pacientes terminais diagnosticados com a doença. Um oncologista do Reino Unido também divulgou um levantamento no qual diz que a erva pode matar células cancerígenas em pacientes com leucemia. No California Pacific Medical Center, em São Francisco, nos Estados Unidos, cientistas sugeriram que os componetes da maconha podem também combater outras formas mais agressivas do câncer.

Comente agora
26
Dez
Secretaria de Sáude amplia vacinação contra sarampo e pólio em Ilhéus
Postado por: Anacley Souza / 21:06h

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) do município de Ilhéus, no sul da Bahia, realiza de segunda-feira (29) até quarta-feira (31) a campanha de imunização contra sarampo e poliomielite. As vacinações foram iniciadas no mês de novembro, mas foram prorrogadas porquê a cidade não atigiu a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é de imunizar 95% do público-alvo. Por meio de nota, a supervisora de imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, disse que faltou uma participação mais efetiva dos pais no lançamento da campanha. " [Isso] nos leva novamente a alertá-los", afirmou. As imunizações contra o sarampo são destinadas às crianças com idades de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já vacinações para evitar poliomielite são voltadas para crianças de um a menores de cinco anos. Nos três dias de campanha, os agentes de iminização atenderão nas seguintes unidades: CAE III (Sesp), e Programa Saúde da Família (PSF) do Bairro da Conquista, no período da tarde; na zona Norte, Centro de Saúde do Bairro do Iguape e Posto de Saúde Sarah Kubistheck do Bairro do Malhado, a tarde; na zona Sul, Centro de Saúde Herval Soledade no Bairro do Pontal, PSF do Bairro Nelson Costa e do Bairro Nossa Senhora da Vitória, e o Centro de Saúde do Bairro Hernani Sá, todos no período matinal. Já na zona Oeste, também no período matinal, estarão atendendo o Centro de Saúde Dr. Euler Ázaro no Bairro Teotônio Vilela, e o PSF do Bairro Salobrinho.

Comente agora
26
Dez
Aplicativos que medem a pressão ameaçam a saúde, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 20:13h

Aplicativos para smartphones que medem a pressão sanguínea podem ser prejudiciais para o controle da hipertensão, mostrou um estudo publicado neste mês no periódico da Sociedade Americana de Hipertensão. De acordo com os autores, muitos desses programas não foram testados cientificamente e podem dar resultados errados, imprecisos e, por isso, potencialmente perigosos. Os pesquisadores analisaram 107 aplicativos famosos para o controle hipertensão disponíveis para download no Google Play e na Apple iTunes e constataram que três quartos ofereciam ferramentas úteis para acompanhamento de dados médicos. No entanto, somente 2,8% foram desenvolvidos com a ajuda de instituições de saúde, como universidades. Além disso, os pesquisadores encontraram sete aplicativos para o sistema Android que instruíam os usuários a pressionar o dedo na tela ou na câmera do celular para medir a pressão sanguínea, mecanismo que os cientistas consideram enganoso. Os aplicativos desse tipo haviam sido baixados pelo menos 900 000 vezes. Alguns chegaram a 2,4 milhões de downloads.

Comente agora
26
Dez
Vida saudável diminui pela metade casos de diabetes durante a gestação
Postado por: Anacley Souza / 19:17h

O mantra de manter hábitos saudáveis antes mesmo da gravidez ganhou um reforço esta semana. Um novo estudo mostrou que atitudes saudáveis podem reduzir quase 50% dos casos de diabetes gestacional, complicação comum e que tem implicações para a saúde de mães e bebês no longo prazo. Ao longo das últimas décadas foram identificados vários fatores de risco para a diabetes gestacionais que seriam facilmente modificáveis antes da gravidez. Entre os fatores estão a manutenção de um peso saudável, uma dieta saudável, atividade física regular, e o não tabagismo. A equipe de pesquisadores baseada nos Estados Unidos examinou os efeitos de quatro fatores de estilo de vida - manutenção de um peso saudável, uma dieta saudável, atividade física regular, e o não tabagismo. Além de concluir que hábitos saudáveis poderias reduzir quase que pela metade os casos de diabetes gestacional, eles também calcularam quanto cada fator poderia ser considerado preventivo para a diabetes gestacional. Os resultados são consideráveis e a equipe coordenada por Cuilin Zhang , pesquisadora sênior dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, da sigla em Inglês), inclusive afirmou que todas as mulheres que planejam engravidar devem ser encorajadas a adotar um estilo de vida saudável. “Embora seja sempre difícil mudar o comportamento, o período antes e durante a gravidez pode representar uma oportunidade para mudar o estilo de vida. Afinal de contas, estas mulheres podem estar particularmente motivadas para aderir ao conselho e melhorar a gestação e o nascimento dos bebês”, afirmaram os pesquisadores em estudo publicado no periódico científico British Medical Journal.

Comente agora
26
Dez
Psiquiatra alerta para perigos do excesso de álcool nas festas de fim de ano
Postado por: Samile Macêdo / 16:16h

Época de emoções e também de excessos, principalmente de álcool, as festas de final de ano acendem um alerta vermelho que deve ser levado em conta pelos cidadãos, recomendou o presidente da Associação Brasileira de Alcoolismo e Outras Drogas (Abrad), psiquiatra Jorge Jaber Filho. Em entrevista hoje (26) à Agência Brasil, Jaber informou que, do ponto de vista fisiológico, o ser humano tem necessidade de algumas substâncias químicas no cérebro, que são os neurotransmissores, que se assemelham às moléculas das drogas, como o álcool, o tabaco, a cocaína, a maconha. “Há uma tendência na vida das pessoas, que se radicaliza nesse momento de datas festivas, de haver falta dessa substância no cérebro. Aí, a pessoa toma alguma substância, como o álcool, que é um estimulante em pequenas doses, mas que, se tomado em excesso, acaba produzindo o efeito inverso. Em vez de um estímulo ao sistema nervoso central, ela passa a ter uma inibição desse sistema, fazendo com que aumente ainda mais a depressão, decorrente muitas vezes da lembrança de pessoas queridas que não estão mais presentes”, disse o psiquiatra. Segundo Jaber, há uma inversão de valores nas festas de fim de ano, com crescimento do aspecto mais materialista da data, e não dos valores espirituais. “Assim, as pessoas acabam abusando dessas substâncias, que adicionam no organismo, como adicionam comidas”. Ele explicou que, a partir daí, há um abuso que pode ser o fator determinante de doenças como alcoolismo e dependência química.  

Comente agora
26
Dez
Compare sete ácidos e escolha o melhor para a sua pele
Postado por: Samile Macêdo / 12:39h

Antigamente os ácidos eram exclusividade de cremes e loções manipulados a pedido do médico. Mas hoje, eles se popularizaram e fazem parte da composição de muitos cosméticos. O principal motivo para a ampliação do emprego dessas substâncias está, principalmente, na eficiência em um grande leque de ações: há ácidos ótimos para clarear manchas, outros são excelentes em amenizar cicatrizes, alguns ainda combatem acne, diminuem rugas e até estrias. No entanto, a única semelhança entre eles é o pH inferior a sete, que caracteriza as substâncias ácidas, e a irritação que causam na pele. As propriedades variam entre eles. O uso - em cremes ou peelings - deve ser sempre feito com a recomendação do médico, mesmo em cosméticos. O motivo é que, em geral, por sensibilizar a pele para conseguir o efeito, os ácidos pedem cuidados especiais. Os principais são evitar a exposição solar, utilizar sempre protetor solar com FPS 30 ou maior e investir em produtos que hidratem e acalmem a pele. A seguir você confere uma lista com sete ácidos para o uso na pele. Descubra qual deles se encaixa as necessidades da sua pele. 

1. Ácido salicílico - O ácido salicílico é muito utilizado pela sua ação queratolítica, ou seja, ele é capaz de romper ligações queratínicas da pele, levando a seu afinamento e aliviando cicatrizes e rugosidades. Por seu efeito esfoliante, ele também é coadjuvante no tratamento da acne, dermatite seborreica

Comente agora
26
Dez
Principal dor feminina, a cólica menstrual afeta 75% das mulheres
Postado por: Letícia Oliveira / 12:00h

Todo mês, 76% das mulheres brasileiras sofrem de cólica menstrual. Se elas forem mais jovens, de 16 a 24 anos, 84% delas se queixam dessas dores. Além disso, na pesquisa feita em todas as regiões brasileiras pela Conectaí, do Ibope Inteligência, verificou-se que 75% das mulheres reclamam das dores de cabeça. Se for jovem, o número de queixas aumenta para 78%. As dores femininas são um tema antigo. Segundo a ginecologista Maria Celeste Wender, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente da Sociedade Brasileira de Climatério (SOBRAC), as mudanças hormonais, decorrentes do ciclo menstrual, interferem e muito nessas dores da população feminina. Segundo ela, muitas vezes, podem acontecer várias dores ao mesmo tempo, como cólica menstrual, dor de cabeça, enxaqueca e até mesmo dores nas costas. Ela atribui a intensificação dos sintomas ao estilo de vida desregrado do mundo atual. Uma má alimentação, sedentarismo, estresse e ritmo de vida agitado só faz com que as queixas aumentem. Os números não negam: em 59% das mulheres, a cólica menstrual vem acompanhada de dores de cabeça e, em 46% delas, há dores nas costas.

Comente agora
26
Dez
Saúde destina R$ 30 milhões para reestruturação de hospitais universitários
Postado por: Letícia Oliveira / 11:36h

O Ministério da Saúde estabeleceu em R$ 29,6 milhões o valor que será repassado a 16 hospitais universitários por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Instituído em 2010, o programa prevê o financiamento compartilhado desses hospitais entre as áreas de educação e saúde. Conforme portaria assinada pelo ministro Arthur Chioro, publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, os recursos serão distribuídos da seguinte forma: R$ 3,3 milhões para o Hospital da Universidade Federal do Maranhão; R$ 3 milhões para o Hospital de Clínicas, ligado à Universidade Federal de Uberlândia; R$ 2,68 milhões para o Hospital-Escola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; R$ 2,59 milhões para o Hospital de Clínicas ligado à Universidade Federal de Minas Gerais, e R$ 2,59 milhões para o Hospital da Universidade Federal de Santa Maria.

Comente agora
25
Dez
Uso intenso de smartphones provoca alteração no cérebro
Postado por: Samile Macêdo / 23:15h

Segundo os pesquisadores, os cérebros dos usuários dos chamados smartphones estão sendo alterados pela operação repetida das telas de toque. Para medir a atividade cerebral do grupo, os cientistas utilizaram a técnica conhecida como eletroencefalografia ou EEG na sigla em inglês. Eles perceberam diferenças marcantes entre os usuários de smartphones e aqueles que utilizavam celulares "convencionais". Analisando os resultados do EEG, os cientistas concluíram que os usuários de smartphones demonstravam maior destreza no uso dos dedos. Dos 37 voluntários, 26 eram usuários de smartphones com telas de toque e 11 se mantinham fieis aos modelos mais antiquados de celulares. O teste monitorou os impulsos elétricos trocados entre o cérebro e as mãos dos indivíduos através dos nervos. A atividade foi monitorada por diversos eletrodos colocados no couro cabeludo de cada voluntário, capazes de captar esta troca de mensagens na forma sensorial. A partir dessas informações, os pesquisadores puderam criar um "mapa" que indica a porção do tecido cerebral dedicada à operação de uma determinada parte do corpo.

Comente agora
25
Dez
Ganhe o direito de comer sobremesas na ceia
Postado por: Samile Macêdo / 22:10h

A mesa de doces é uma das grandes atrações na ceia de Natal. Os pratos brilham e provocam água não só na boca das crianças. Pudim, pavê, panetone, rabanada, manjar e outras opções desafiam qualquer disposição a manter a dieta. Mas não é preciso se trancar em casa para resistir a elas. A solução está em tomar algumas precauções no preparo e também na hora de servir. "Mesmo quem está de dieta pode manter os doces tradicionais nas festas de final de ano. Só não dá para servir diversos deles ao mesmo tempo: as receitas são muito calóricas e o ganho de peso será inevitável", afirma a nutricionista Amanda Epifânio Pereira, do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional). Quer presente melhor do que saborear sua sobremesa favorita sem culpa? Então confira as dicas da especialista e pare de sofrer por antecipação.

Panetone - Os panetones tradicionais apresentam teor calórico muito semelhante entre si. Em média, cada fatia de 80g (espessura de dois dedos femininos) contém cerca de 300 calorias. Podemos contar, atualmente, com versões de panetone light, em que a mesma porção contém 230 calorias. "A dica é comer pouco: uma fatia de panetone light (80g) é equivalente ao pão francês com manteiga, e podemos pensar nessa substituição nesses dias de festas", afirma a nutricionista.

Comente agora
25
Dez
Manjericão alivia problemas intestinais e tem ação anti-inflamatória
Postado por: Samile Macêdo / 20:59h

Estudos sobre o manjericão demonstraram efeitos benéficos à saúde em dois aspectos básicos: os flavonoides e os óleos voláteis. A disposição dos componentes ativos do manjericão, denominados flavonoides, fornece proteção à célula. A orientina e a vicenina são dois flavonoides solúveis em água que têm sido de especial interesse no manjericão devido aos estudos sobre os leucócitos do sangue humano. Estes componentes protegem as estruturas celulares e os cromossomos contra a radiação e contra danos relacionados com oxigênio. Além disso, foi demonstrado que o manjericão protege contra o crescimento de bactérias indesejáveis. Estas propriedades antibacterianas não estão relacionadas com os flavonoides característicos do manjericão, mas sim com os seus óleos voláteis que contêm estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno. Estudos laboratoriais demonstraram a eficácia do manjericão na restrição do desenvolvimento de bactérias diversas, incluindo listeria monocytogenes, staphylococcus aureus, escherichia coli, yersinia enterocoliticae e pseudomonas aeruginosa. O componente de eugenol dos óleos voláteis do manjericão tem sido objeto de estudo aprofundado, dado que esta substância pode bloquear a atividade de uma enzima no organismo denominada ciclooxigenase (COX). Este efeito inibidor da enzima do eugenol qualifica o manjericão como um alimento anti-inflamatório que pode proporcionar importantes benefícios curativos, para além do alívio dos sintomas em indivíduos com problemas de saúde inflamatórios, como artrite reumatoide ou doenças intestinais inflamatórias.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com