As comentadas

Bom dia , Sexta-feira, 29/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

19
Mai
Médico diz que há superestimação do bullying e afirma que famílias devem fortalecer adolescentes
Postado por: Anacley Souza / 10:16h

Fenômeno comum entre jovens e adolescentes, o bullying pode ter seus efeitos exagerados e não representar tanto risco para a formação das crianças. Segundo o doutor em saúde pública e hebiatra (médico de adolescentes) Feizi Masrour Milani, há uma superestimação quanto aos efeitos do problema. “Não podemos minimizar a gravidade do problema. No entanto, eu acho que a abordagem que está se dando ao assunto é de maximizar a questão. E esse é outro problema”, disse o médico em entrevista ao A Tarde desta segunda-feira (19). Feizi afirma que há diferenças na abordagem e intensidade das provocações, o que não necessariamente seria problemático para os adolescentes. Ela ainda destaca o papel da família para fazer com que os jovens enfrentem melhor a questão. “Existe uma diferença muito grande entre quem coloca um apelido, ou fala algo pejorativo a alguém, com os casos de agressão constante. Nesse caso, é necessário um postura da família, no sentido de fortalecer o jovem internamente. Tipo, se você reagir ou se aborrecer com essas provocações, vai ser pior. E se você não ligar, eles vão parar, ou ir atrás de outro para praticar o bullyng. Essa é a melhor maneira de agir”, orienta Milani. (Bahia Notícias)

Comente agora
19
Mai
Uso inadequado de antibióticos contribui para superbactérias
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:49h

É procedimento de guerra biológica. Quando as bactérias desenvolvem resistência a antibióticos, as principais armas da batalha são água e sabão. “Elas têm facilidade de adesão a superfícies. Consequentemente, a higienização, a limpeza, é o único meio eficaz de erradicá-las”, ensina o médico infectologista Hugo Noal. Em Chapecó, Santa Catarina, há duas semanas o Hospital Regional do Oeste descobriu que dois pacientes graves da UTI, que vieram de outros hospitais da região, estavam contaminados com uma superbactéria. Rapidamente, testou os outros que estavam ou estiveram na UTI. “Foram realizados mais de 200 exames microbiológicos, para que a gente possa separar aqueles que estão colonizados pelo germe”, conta Noal. Nessa varredura, mais seis pacientes contaminados foram isolados. Quatro tiveram alta nos últimos dias. O perigo aqui é a Acinetobacter baumanii. Em pessoas saudáveis, ela não causa infecção. Mas em doentes que estão com o sistema imunológico enfraquecido, internados em UTI, que respiram por aparelhos, podem causar infecção generalizada. Em Fortaleza, no Ceará, a mesma bactéria resistente contaminou a UTI do Hospital Messejana. A Acinetobacter agravou o quadro de saúde de sete pacientes, e eles morreram. Um infectado continua em observação.

Comente agora
19
Mai
Santa Casa de Valença sofre os reflexos da crise na saúde em Santo Antônio de Jesus e Nazaré
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:45h

A Santa Casa de Misericórdia de Valença vem sofrendo os reflexos da crise na saúde das unidades dos municípios de Nazaré das Farinhas e Santo Antônio de Jesus. A redução dos atendimentos nas unidades citadas vem sobrecarregando a demanda na instituição, gerando transtornos para os pacientes e para a equipe operacional. Hoje, 100% dos leitos da Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Obstetrícia da Santa Casa de Valença encontram-se superlotados. Para tentar contornar a crise, a Santa Casa de Valença vem solicitando às secretarias de saúde, municípios e profissionais de saúde que só encaminhem pacientes para Valença após contato prévio com o serviço social da instituição, mediante envio de relatório e solicitação da vaga de pacientes que estejam devidamente regulados. Segundo o diretor médico da Santa Casa de Valença, Ricardo Fonseca, a disponibilidade da vaga se dará respeitando a capacidade instalada e perfil do paciente, já que a instituição não dispõe de UTI Adulto e Neonatal para receber casos de alto risco. “O encaminhamento de pacientes sem a devida regulação e desrespeitando esses critérios incorrerá em notificação da unidade ou do profissional responsável junto ao CREMEB e Ministério Público”, ressalta Ricardo. A Santa Casa de Misericórdia de Valença é referência em assistência no Baixo Sul, recebendo diariamente pacientes de mais de 20 municípios da região.  (Jornal da Mídia)

Comente agora
19
Mai
Servidores devem se recadastrar até 13 de junho para evitar suspensão do Planserv
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:21h

Servidores do Estado têm até o dia 13 de junho para se recadastrar no Planserv [Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais]. Segundo o governo, 7.610 servidores precisam fazer o recadastramento que deve ser realizado no site do Planserv. Quem não fizer o recadastramento terá o plano de saúde suspenso. De acordo com a secretaria de administração, esta é a quarta e última etapa do recadastramento, que abrange 60 dos 81 órgãos do estado, o que inclui Polícia Civil da Bahia, Tribunal de Justiça da Bahia, aposentados, pensionistas, dentre outros. (BN)

Comente agora
18
Mai
Expectativa de vida aumentou em média 6 anos no mundo
Postado por: Anacley Souza / 07:33h

A expectativa de vida no mundo aumentou em média seis anos entre 1990 e 2012, de acordo com o relatório anual de estatísticas divulgado na quinta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para mulheres que nasceram em 2012, a expectativa de vida passou a 73 anos, enquanto que para os homens chegou a 68 anos. Os dados mostram que, em todo o planeta, as mulheres vivem mais que os homens, a diferença é de seis anos nos países ricos e três anos nos países pobres. Além disso, os países pobres registraram um aumento mais expressivo na expectativa de vida, em média nove anos. A maior evolução aconteceu na Libéria, na África, onde a expectativa passou de 42 anos em 1990 para 62 anos em 2012. Em seguida aparecem Etiópia, também na África, com um aumento de 45 anos para 64 anos, Maldivas, na Ásia, que passou de 58 anos para 77 anos, Camboja, que aumentou dos 54 anos para os 72 anos, Timor-Leste, que foi dos 50 anos para os 66 anos e Ruanda, onde a expectativa aumentou dos 48 anos para os 65 anos. “Uma das principais razões que explica por que a expectativa de vida aumentou tanto é o fato de que morrem menos crianças antes dos cinco anos”, afirmou Margareth Chan, diretora-geral da OMS, no comunicado divulgado pelo organismo.

Comente agora
18
Mai
Depois de ser chamada de gorda em festa, mulher emagrece mais de 40 kg
Postado por: Letícia Oliveira / 00:28h

  1. (Foto: Arquivo pessoal/Érwelley Andrade)

Era para ser um dia de festa, mas bastou Érwelley botar o pé no buffet para o tio – o palhaço oficial da família – gritar lá de longe: "Escondam a comida que a gorda chegou". Todo mundo riu da "brincadeira", menos a “gorda” em questão. A escritora Érwelley Cardoso de Andrade tinha mais ou menos 25 anos na época, dois filhos, 1,68 m de altura e não sabe dizer ao certo quanto estava pesando. Na última vez em que subiu numa balança antes deste episódio, o ponteiro chegou aos 107 kg. Ela parou de se pesar, mas levou quase um ano para começar a mudar seus hábitos – o que ocorreu depois da fatídica festa. "Ele falou em tom de brincadeira, mas aquilo acabou comigo. Eu falei para mim mesma: 'cansei de ouvir isso, não quero me sentir tão mal'. Depois deste episódio horrível, eu montei um programa de caminhada e exercícios e comecei a seguir bem direitinho. Comecei a fazer todos os dias, de segunda a sábado", conta. 

Um comentário
17
Mai
Dormimos duas horas a menos por noite do que há 60 anos, aponta estudo
Postado por: Anacley Souza / 16:42h

A vida moderna nos tornou extremamente arrogantes pelo fato de ignorar a importância do sono, segundo cientistas. A maioria de nós é indiferente aos riscos para a saúde de negligenciar o sono. A falta de sono coloca o relógio biológico fora de sincronia e pode causar problemas de saúde graves, como câncer, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade. Um projeto que envolve pesquisadores das universidades de Oxford, Cambridge, Harvard, Manchester e Surrey concluiu que a população mundial e os governos não estão levando o problema a sério. Os especialistas constataram que, em média, dormimos duas horas a menos por noite do que há 60 anos. Eles alertaram que a vida moderna e, particularmente, o nosso apego aos computadores e gadgets, como tablets e smartphones, significa que muitos estão indo contra os seus relógios biológicos, que são programados para descansar à noite. De acordo com o professor e neurocientista Russell Foster, nossa atuação contrária a essa condição biológica pode levar a sérios problemas de saúde a longo prazo. É uma questão que afeta toda a sociedade, mas é particularmente grave entre os adolescentes, ressalta ele. Quase todos os seres vivos têm um mecanismo interno conhecido como o ritmo circadiano, ou relógio biológico, que sincroniza as funções corporais para o padrão de 24 horas, um dia, de rotação da Terra.

Comente agora
17
Mai
Estudo aponta risco de dengue em sedes da Copa
Postado por: Anacley Souza / 16:20h

Três cidades brasileiras Fortaleza, Natal e Recife, que serão cenários de jogos do Mundial do Brasil de 2014, têm um risco maior de sofrer um surto de dengue do que as outras nove sedes, destacou um estudo científico divulgado neste sábado. Em termos absolutos, o risco é baixo em todas, mas é comparativamente superior nas três cidades do nordeste e as autoridades deveriam tomar medidas, afirmam os encarregados do estudo publicado na revista de medicina britânica "The Lancet". A doença é transmitida pela picada do mosquito "Aedes Aegypti", causa febre, dores de cabeça e musculares e, em casos extremos, pode causar morte por hemorragia. No Brasil, é um mal endêmico, e mais de 570 pessoas morreram vítimas da doença em 2013. Os autores do artigo, uma equipe de cientistas europeus e brasileiros, chefiados por Rachel Lowe, do Instituto Catalão de Ciências do Clima de Barcelona, examinaram dados de diversas fontes para identificar as áreas de risco. Eles estudaram os padrões climáticos de quatro agências meteorológicas, em particular os dados sobre chuvas, que têm grande influência na procriação do mosquito. Depois, compararam-nos com os dados sobre surtos de dengue dos últimos 13 anos, no mês de julho, em 553 "microrregiões" do Brasil, inclusive nas 12 sedes da Copa. Finalmente, levaram em conta os elementos que caracterizam o desenvolvimento de um surto de dengue. Os mosquitos levam de sete a 14 dias para se tornar vetores do vírus, o qual contraíram após picar uma pessoa doente. E quando o inseto pica outra pessoa, o vírus precisa de quatro a sete dias de incubação. Os visitantes não costumam ficar mais de duas ou três semanas na mesma cidade, o que significa que nesse momento já se estaria gestando um surto que poderia afetar o mês de junho. (Band)

Comente agora
17
Mai
Vírus do sarampo ajudou a eliminar câncer em estudo experimental
Postado por: Anacley Souza / 15:31h

Pela primeira vez a aplicação de uma dose muito forte do vírus causador do sarampo eliminou completamente o câncer em um portador da doença. O resultado positivo foi descrito nesta semana por cientistas americanos no periódico "Mayo Clinic Proceedings". O autor do estudo afirmou que o tratamento pode ser feito com uma aplicação, causando o desaparecimento do câncer por longo prazo. A paciente que reagiu bem ao tratamento foi diagnosticada com um tipo de câncer denominado mieloma múltiplo, que age na medula. O tumor da mulher de 49 anos estava na fronte e se espalhou pela medula espinhal. Ela recebeu uma dose intravenosa do vírus do sarampo, conhecido comno MV-NIS. Após alguns efeitos colaterais, como fortes dores de cabeça, o tumor logo desapareceu da testa da paciente e a sua medula ficou limpa. Informações da Folha de S. Paulo.

Comente agora
17
Mai
Conselho de Medicina aprova tratamento alternativo para curar depressão
Postado por: Anacley Souza / 11:46h

O Conselho Federal de Medicina aprovou o uso de um aparelho de estimulação magnética transcraniana para o tratamento da depressão e de alucinações auditivas residuais. O tratamento funciona como uma terapia com base na medição das áreas do cérebro diretamente ligadas aos distúrbios que serão cuidados e nas emissões de correntes eletromagnéticas no local, sem uso de anestesia ou sedação. O tratamento, que também tem sido testado em doenças como o Mal de Parkinson, dor crônica, transtorno obsessivo compulsivo, tinidos, transtorno bipolar, discinesias, compulsões, reabilitação após lesões do sistema nervoso central e Síndrome de Tourette, envia estímulos eletromagnéticos para diferentes áreas do cérebro. O aparelho não provoca dor, desconforto ou efeito colateral.

Comente agora
17
Mai
SUS cria portaria para parto humanizado
Postado por: Anacley Souza / 09:52h

Manter contato duradouro com o filho recém-nascido instantes após o parto é o desejo de muitas mães. No entanto, por conta da grande procura por leitos nas maternidades públicas, garantir esse momento ainda no ambiente hospitalar é tarefa distante da realidade atual. A fim de estabelecer maior vínculo entre mãe e bebê, o Ministério da Saúde (MS) oficializou, na última terça-feira, portaria que recomenda a adoção de medidas próprias do parto humanizado. A indicação é para casos naturais para as cesarianas, em todas as unidades que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o documento, o bebê saudável, com o ritmo respiratório normal, deve ser colocado sobre o abdômen ou tórax da mãe, em contato direto pele a pele, em ambiente aquecido. Além disso, a nova regra prevê também amamentação ainda na primeira hora de vida da criança. Dessa forma, os procedimentos de rotina adotados após o nascimento do bebê, como exame físico, pesagem e outras medidas, devem ser realizados somente depois desses primeiros cuidados. As medidas oficializam recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do próprio MS e preveem, ainda, que o cordão umbilical seja cortado somente quando parar de pulsar. Para os recém-nascidos com respiração ausente, irregular ou que tenham peso diminuído, a portaria estabelece que o atendimento deverá seguir o fluxograma do programa de reanimação da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 2011.

Comente agora
17
Mai
Sesab deve criar 9 unidades terapêuticas para pacientes psiquiátricos até final do ano
Postado por: Anacley Souza / 07:50h

Libertar a “loucura” do hospício para controlar melhor as doenças mentais. Com a cabeça nessa ideia, um programa de residências terapêuticas pretende até o fim de 2014 esvaziar os hospitais psiquiátricos da Bahia. Oriundos de um tempo em que cuidar de pacientes com distúrbios mentais era sinônimo de confinamento, quando não de crueldade e loucura no pior sentido da palavra, os hospitais psiquiátricos tendem a ser cada vez mais dispensáveis. A Reforma Psiquiátrica, iniciada na década de 80 e que virou lei em 2001, orienta todo esse processo. Na Bahia, há 247 pacientes internados. Muitos, há bastante tempo. Desse total, 176 ainda estão no Lopes Rodrigues, em Feira de Santana; 45 no Juliano Moreira, em Salvador; e 3 no Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista. "Tem pacientes com 20, 30 anos de internação afastados de familiares", diz Carolina Dórea, responsável pela desinstitucionalização da assistência psiquiátrica realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A palavra grande da frase anterior significa transferir o atendimento para perto da casa dos pacientes, mas, principalmente, quer dizer reinserir essas pessoas na sociedade. Se tudo correr como espera, a Bahia terá mais nove residências implantadas. Segundo a coordenadora, elas se somarão às outras nove já encaminhadas em municípios como Itabuna, Araci, Coração de Maria, Euclides da Cunha, Itapetinga, Amélia Rodrigues e Iaçu. Feira de Santana terá também a reativação de duas residências terapêuticas.

Comente agora
16
Mai
Ministério da Saúde suspende repasse a três cidades baianas por falta de dados
Postado por: Letícia Oliveira / 15:15h

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União suspende a transferência de recursos financeiros de 22 municípios que estão irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade. São eles: Laranjal do Jari (AP), Pilar (AL), Careiro (AM), Maués (AM), Camacan (BA), Ipirá (BA), Maragogipe (BA), Planaltina (GO), Almenara (MG), Brasília de Minas (MG), Caeté (MG), Igarapé (MG), Machado (MG), Pontes e Lacerda (MT), Augusto Corrêa (PA), Rurópolis (PA), São Fidélis (RJ), Apodi (RN), Eldorado do Sul (RS), Porto União (SC), Guariba (SP) e Socorro (SP). De acordo com o texto, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para municípios que constam como irregulares em monitoramento realizado em abril de 2014. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Mai
Estudo: câncer de pulmão mata mais mulheres do que o de mama
Postado por: Letícia Oliveira / 15:06h

Nos Estados Unidos, as mulheres ainda enxergam o câncer de mama como mais ameaçador do que o de pulmão, apesar do fato deste último matar mais do que qualquer outro tipo da doença a cada ano. Esta foi uma das descobertas de ume pesquisa feita pela American Lung Association (ALA), publicada pelo site Health.com. O levantamento, realizado com mais de 1 mil mulheres adultas, mostrou também que muitas desconhecem o risco deste tumor para as não-fumantes, e algumas também não sabem o quanto ele é mortal. De acordo com Alana Burns, vice-presidente da ALA’s Signature Cause Campaign, o número de pessoas que sobrevive ao câncer de mama pode fazer com que a atenção para os outros tipos da doença diminua. “Mais da metade das mulheres diagnosticadas com câncer de pulmão morre todo ano. Não há sobreviventes contando suas experiências”, observa.

Comente agora
16
Mai
Ministério da Saúde suspende recursos de 22 municípios que estão irregulares
Postado por: Anacley Souza / 11:54h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (16) no Diário Oficial da União suspende a transferência de recursos financeiros de 22 municípios que estão irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade. São eles: Laranjal do Jari (AP), Pilar (AL), Careiro (AM), Maués (AM), Camacan (BA), Ipirá (BA), Maragogipe (BA), Planaltina (GO), Almenara (MG), Brasília de Minas (MG), Caeté (MG), Igarapé (MG), Machado (MG), Pontes e Lacerda (MT), Augusto Corrêa (PA), Rurópolis (PA), São Fidélis (RJ), Apodi (RN), Eldorado do Sul (RS), Porto União (SC), Guariba (SP) e Socorro (SP). De acordo com o texto, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para municípios que constam como irregulares em monitoramento realizado em abril de 2014. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Mai
Saúde suspende recursos de 22 municípios por falta de dados sobre mortalidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:22h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (16) no Diário Oficial da União suspende a transferência de recursos financeiros de 22 municípios que estão irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade. São eles: Laranjal do Jari (AP), Pilar (AL), Careiro (AM), Maués (AM), Camacan (BA), Ipirá (BA), Maragogipe (BA), Planaltina (GO), Almenara (MG), Brasília de Minas (MG), Caeté (MG), Igarapé (MG), Machado (MG), Pontes e Lacerda (MT), Augusto Corrêa (PA), Rurópolis (PA), São Fidélis (RJ), Apodi (RN), Eldorado do Sul (RS), Porto União (SC), Guariba (SP) e Socorro (SP). De acordo com o texto, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para municípios que constam como irregulares em monitoramento realizado em abril de 2014. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Mai
Mau hálito pode não ter cheiro: confira dez curiosidades
Postado por: Anacley Souza / 11:21h

em sofre de mau hálito ou conhece alguém que tenha esse problema sabe bem como é desagradável. A halitose pode levar a pessoa à depressão ou ser um indicativo de outras doenças muito mais graves no corpo. Para entender melhor esse mal, que atinge cerca de 30% dos brasileiros, Marcos Moura, cirurgião-dentista e presidente da Associação Brasileira de Halitose, conta 10 curiosidades sobre o assunto. 

Alteração salivar é a maior causa de mau hálito
Essa é a principal causa de mau hálito. A saliva funciona como um detergente bucal, eliminando bactérias nos intervalos entre as higienizações boca. Quando o volume de saliva diminui, a boca fica seca e com mais bactérias causadoras do mau hálito. 

Fadiga olfatória – o mau hálito “sem cheiro”
 Quando a halitose é frequente pode ocorrer a chamada “fadiga olfatória”, quando as células do nariz se “acostumam” com o mau cheiro que vem da boca e a pessoa passa a não senti-lo mais. E quando não se sabe que tem o problema, fica mais difícil tratá-lo. 

Mau hálito pode causar depressão

Comente agora
15
Mai
Corpo do filho de Erasmo Carlos é enterrado no Rio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:26h

O corpo do músico Carlos Alexandre Esteves, filho do cantor e compositorErasmo Carlos, foi enterrado pouco depois das 17h desta quinta-feira (15) no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio. Erasmo, um dos mais emocionados na despedida, deu um beijo na mão e a apoiou sobre o caixão. Antes, o Tremendão distribuiu rosas e fez uma oração em frente ao túmulo de sua ex-mulher e mãe de Alexandre, Narinha, morta em 1995. Após o sepultamento, amigos e familiares fizeram uma oração coletiva. Roberto Carlos, que era padrinho de Alexandre, acompanhou o velório e o cortejo, também emocionado. Uma bandeira do Vasco cobriu o caixão durante o cortejo e foi entregue a Erasmo antes de o corpo ser enterrado. Carlos Alexandre que foi apresentador da TV Vasco, time do coração dos dois. O presidente do clube, Roberto Dinamite, foi à cerimônia prestar solidariedade. A área da capela durante o velório foi isolada com grades para garantir privacidade a família durante a despedida. Fãs dos ídolos da jovem guarda, se aglomeravam para ver os artistas durante o funeral. A cantora Wanderléa, foi a primeira a chegar, pouco antes das 15h. (G1)

Comente agora
15
Mai
Celulite só pode ser combatida com exercícios; veja dicas
Postado por: Letícia Oliveira / 19:38h

specialista em fisiologia, Joey Atlas, listou cinco dicas sobre tratamentos contra a celulite nas pernas e glúteos das mulheres. A maioria das pessoas não sabe o que é a celulite, nem o motivo para a pele ficar com tal aparência. Empresas de estética e spas lançaram diversos tratamentos com a promessa de acabar com a celulite, no entanto, confira a seguir cinco informações importantes sobre as covinhas indesejadas. As informações são do Just For Me Today.

  1.  -Você não acabará com a celulite passando um gel especial na região. A celulite não é um problema de pele, é estrutural sob a pele, portanto cremes não chegam ao problema." 
  2. – Tratamentos em clínicas de estética são caros e só servem para reduzir sua conta bancária. Existem relatos de mulheres que ficam até com feridas e cicatrizes por conta dos procedimentos.
  3. – As celulites não são herança genética e você não está presa a elas para sempre. Essas falsidades são promovidas até por médicos, mas só funcionam como forma de desistência do combate à celulite.
  4. – Você pode se livrar da celulite independente da idade que tiver. O problema pode ser corrigido com movimentos corporais simples que têm como alvo as covinhas.
  5. – A única forma comprovada de acabar com a celulite é com exercícios específicos para a região afetada. Os movimentos tonificam as camadas musculares e levam até à superfície da pele a aparência lisa, firme e sexy.
Comente agora
15
Mai
Saiba como identificar psicopatas no mercado de trabalho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:51h

Eles parecem atenciosos e dedicados ao trabalho, mas, na primeira oportunidade, apunhalam pelas costas colegas que confiaram neles. Mentem sistematicamente, arruínam funcionários e até cometem crimes, como fraudes na contabilidade e eliminação de qualquer prova que os condenem. Tudo para conseguir o que querem. Não se trata de profissionais apenas ambiciosos. São o que os especialistas em comportamento chamam de psicopatas corporativos. Os CEOs, diretores executivos das empresas, estão no topo do ranking da psicopatia, segundo pesquisa da Universidade British Columbia. Entre a população em geral, até 4% são considerados psicopatas. Entre os CEOs e altos executivos, o índice chega a 16%.  "Isso quer dizer que na população mundial, cada um de nós conhecerá pelo menos 15 psicopatas ao longo de sua vida. Imagine quantos deles são os líderes que conhecemos", diz Luiz Fernando Garcia, CEO da Cogni-MGR, empresa especializada na modificação de comportamento de líderes.

Como identificar

Comente agora
15
Mai
Ministro da Saúde admite preocupação com dengue durante a Copa
Postado por: Letícia Oliveira / 17:51h

A 27 dias da abertura da Copa do Mundo, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, admitiu preocupação com a transmissão da dengue também durante o torneio. "Temos de ficar preocupados 365 dias do ano", afirmou ao Estadão nesta quarta-feira (14) ao dizer que o período do ano de maior transmissão já terminou. De qualquer forma, segundo o ministro, a atenção deve ser redobrada. "Mas temos de ficar atentos, a prevenção deve ser feita durante todo o ano", reforçou. Neste ano, o número de casos graves de dengue no país registrou redução de 64% em relação a 2013. Até abril, 1.932 pacientes foram confirmados com a forma grave da doença. Em 2013, eram 5.384 casos. O número de óbitos provocados pela dengue também caiu 89% no período, saiu de 435 para 69.

Comente agora
15
Mai
Anvisa pode liberar uso de remédios derivados da maconha
Postado por: Letícia Oliveira / 17:29h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda a possibilidade de alterar, até o fim de junho, o processo de importação de medicamentos feitos à base de maconha. A substância canabidiol, segundo estudos, tem utilidade médica para tratar diversas doenças. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15) pelo diretor-adjunto da Anvisa, Luiz Roberto Klassmann, durante palestra realizada no 4º Simpósio Internacional da Cannabis Medicinal, em São Paulo. A decisão ainda deve ser aprovada pela Diretoria Colegiada do órgão, o que deve acontecer até o fim do semestre. Se isso acontecer, qualquer brasileiro com prescrição médica que recomende medicamentos com canabidiol poderá encomendar ou trazer o produto de maneira legal. “A partir do momento que ela deixar de ser proscrita, esses problemas de barreira alfandegária vão acabar”, disse Klassmann ao G1.

Comente agora
15
Mai
Prática exagerada de exercícios aumenta risco de infarto
Postado por: Letícia Oliveira / 17:16h
A prática de exercícios físicos em excesso pode prejudicar a saúde do coração, de acordo com um estudo alemão e outro sueco. Cientistas da Alemanha descobriram que as atividades físicas em demasia aumentam o risco de morte por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em pessoas com doenças no coração. As informações são do Daily Mail. Na Suécia, uma pesquisa concluiu que homens jovens que realizam exercícios de resistência por mais de cinco horas por semana têm mais chances de desenvolver arritmia quando mais velhos. Já os jovens que correm maratonas são mais propensos a precisar de tratamentos para o coração na velhice, segundo o estudo. As duas pesquisas mostraram que exercícios nem sempre fazem bem à saúde e precisam ser praticados com intensidade e duração adequadas. No estudo alemão, a equipe acompanhou a frequência e intensidade de atividade física de mais de 1 mil pessoas cardíacas ao longo de 10 anos. Todos os participantes, muitos na faixa etária de 60 anos, já haviam passado por ataque do coração ou acidente vascular cerebral. A orientação atual recomenda que pacientes com doença cardíaca façam até uma hora de atividade aeróbica de intensidade moderada pelo menos cinco vezes por semana. Dos voluntários, cerca de 40% eram fisicamente ativos de duas a quatro vezes por semana, 30% faziam mais vezes e 30% menos do que o recomendado. Os mais sedentários apresentaram duas vezes mais chances de sofrer uma parada cardíaca ou AVC em comparação às pessoas que seguiam atividade física regular.
Comente agora
15
Mai
Vítimas do cigarro fazem apresentação de conscientização aos males do tabagismo; assista
Postado por: Letícia Oliveira / 16:51h

Usando a dor a favor. Uma boa iniciativa de conscientização aos malefícios que o cigarro traz à saúde, surpreendeu a plateia do auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que esperava para assistir a uma apresentação do Coral da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais famosos do estado paulista. Um coral formado por 12 pacientes laringectomizados que, devido ao uso do cigarro perderam a voz e respiram permanentemente por um orifício na base do pescoço chamado traqueostoma, cantou músicas como "All You Need is Love" e "She Loves You", dos Beatles. Criada para o A.C. Camargo Cancer Center, a ação teve o objetivo de alertar as pessoas para o principal fator de risco do câncer de laringe, o tabagismo. Acompanhados por fonoaudiólogos da instituição paulista, os pacientes, a maioria acima dos 60 anos, compõem o Coral Sua Voz.

Comente agora
15
Mai
Expectativa de vida aumentou em média seis anos no mundo, diz OMS
Postado por: Letícia Oliveira / 11:58h

A expectativa de vida no mundo aumentou em média seis anos entre 1990 e 2012, segundo as estatísticas anuais da Organização Mundial da Saúde. Um homem nascido em 2012 pode viver até os 68 anos e uma mulher até os 73. Seis anos a mais que os nascidos em 1990. Independente do local do mundo em que nasçam, as mulheres sempre têm maior expectativa de vida que os homens. Nos países ricos a diferença é de seis anos e nos pobres de três anos. As que têm maior expectativa de vida são as mulheres que vivem no Japão, seguidas porEspanha, Suíça, Cingapura, Itália, França, Austrália, Coreia do Sul, Luxemburgo e Portugal. Quanto aos homens, os que podem esperar viver mais tempo são os de Islândia, Suíça, Austrália, Israel, Cingapura, Nova Zelândia, Itália, Japão, Suécia e Luxemburgo. O aumento mais expressivo foi registrado nos países pobres, com uma média de mais nove anos. Na Libéria passou de 42 a 62 anos, na Etiópia de 45 a 64 anos, nas Maldivas de 58 a 77, noCamboja de 54 a 72, em Timor Leste de 50 a 66 e em Ruanda de 48 a 65 anos. "Uma das principais razões que explica que a expectativa de vida tenha aumentado tanto é o fato de que morrem menos crianças antes dos cinco anos", declarou a médica Margaret Chan, diretora-geral da OMS, enquanto outra é a diminuição do consumo do tabaco.

Comente agora
15
Mai
Bullying na infância pode causar doença vascular e inflamações na vida adulta
Postado por: Letícia Oliveira / 10:45h

As consequências do bullying vão além do sofrimento e dos efeitos psicológicos; elas podem inclusive levar a efeitos biológicos no longo prazo. Estudo realizado por universidades americanas mostrou que crianças que sofreram bullying podem apresentar inflamações crônicas e sistêmicas durante a vida adulta. Já aqueles que cometeram bullying, por outro lado, podem ter benefícios na saúde por conta do aumento do status social conquistado. “Nossas descobertas têm relação com as consequências biológicas do bullying e, por estudar um marcador de inflamação, fornecem um potencial mecanismo para entender como essa interação social pode afetar o funcionamento da saúde anos depois," disse William Copeland, professor de psiquiatria da Universidade de Duke e autor do estudo. Estudos prévios haviam mostrado que vítimas de bullying na infância sofriam consequências emocionais e sociais na vida adulta, inclusive o aumento de ansiedade e depressão. A descoberta é que crianças que sofreram bullying também relatam problemas de saúde - tais como a susceptibilidade à dor - que podem exceder os resultados psicológicos. Os pesquisadores usaram dados do Great Smoky Mountains, um grande estudo populacional com informações sobre 1.420 pessoas ao longo de 20 anos.

Comente agora
15
Mai
Dilma veta redução de valor de multas a operadoras de planos de saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:36h

A presidente Dilma Rousseff vetou a proposta para reduzir o valor das multas aplicadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) às operadoras de plano de saúde. Antes, uma campanha via redes sociais pedia que a presidente anulasse a anistia às empresas. O argumento para o veto de agora é que a redução das penalidades incentivaria a má prestação de serviços de saúde. Com o ato, publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14), as operadoras que incorrem em irregularidades continuarão multadas com valores de R$ 5 mil a R$ 1 milhão por infrações de diferentes naturezas nas relações com os usuários e por desconsiderações a normas da ANS. Anteriormente, a lei reduzia a quantidade de multas aplicadas às operadoras de planos de saúde nos casos de infrações da mesma natureza. Naquele modo, no caso de duas infrações de mesma natureza, seria aplicada apenas a multa de maior valor. Para mais de duas multas por infrações semelhantes, o texto previa um fator multiplicador, que variava de 2 a 20 vezes o valor da multa, conforme a quantidade de infrações. Com informações da Agência Câmara/BN.

Comente agora
15
Mai
Morre a mãe de Durval Lélis
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:17h

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (15) a mãe de Durval Lélis, Tereza de Jesus Lélis Tavares, conhecida carinhosamente "Dona Tereza”. O enterro será às 15h no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. Durval tem um irmão, André Lélis, que também é cantor. (Bocão News)

Comente agora
15
Mai
Pesquisa acha proteína que freia câncer de mama e metástase
Postado por: Letícia Oliveira / 09:08h

Pesquisadores espanhóis descobriram que a proteína TC21 tem um papel essencial no desenvolvimento de câncer de mama e da metástase de pulmão, dois processos malignos que ficam bloqueados quando esta proteína é inibida ou eliminada. A pesquisa, dirigida e apresentada hoje em entrevista coletiva pelo investigador do CSIC (Centro Superior de Pesquisas Científicas) Xosé R. Bustelo, foi publicada na "Nature Communications" e financiada pela Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC). O estudo pré-clínico realizado com ratos confirmou que ao inibir esta proteína não só se impede o crescimento dos tumores de mama mais comuns e da metástase de pulmão, mas também dos dois tipos de câncer de mama mais agressivos: o Her2 e os triplos negativos, os subtipos mais difíceis de tratar por conta de sua alta malignidade. O estudo também permitiu descobrir que a inibição ou inativação crônica desta proteína "pode fazer com que o tumor desenvolva mecanismos de resistência para combater a inibição desta proteína", um risco especialmente elevado nos tratamentos crônicos ou muito longos, segundo Bustelo. No entanto, os pesquisadores também identificaram os mecanismos moleculares que desencadeariam essa resistência, "o que significa que também será possível desenvolver estratégias terapêuticas para prevení-la", especificou o investigador.

Comente agora
15
Mai
Defesa de Prisco reclama de uso de algemas durante transferência para hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:07h

O vereador Marco Prisco foi transferido na noite desta quarta-feira (14) para o Hospital Regional Asa Norte, após receber alta da UTI do Hospital de Base na última semana, informou sua defesa, que reclamou ainda do uso de algemas durante o procedimento. A advogada Marcelle Maron disse que a utilização de algemas só é lícita em casos de “resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito”. “O vereador está debilitado. Passou por um cateterismo e nunca ofereceu risco, mesmo enquanto sadio. A atitude trata-se de excesso e cabe responsabilização, segundo súmula vinculante do próprio Superior Tribunal Federal”, protestou a defensora do tucano. Imagens enviadas pela defesa mostram o vereador algemado a uma maca. Conforme seus advogados, Prisco ainda se recusa a comer e beber e perdeu 15 quilos. (BN)

Comente agora
15
Mai
Prisco sai da UTI e é transferido para o HRAN algemado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:08h
Na manhã desta quinta-feira (15), a assessoria do vereador Marco Prisco (PSDB), preso pela Polícia Federal, recebeu alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unidade Coronariana do Hospital de Base, em Brasília, na noite da última quarta-feira (14), e foi levado algemado para o Hospital Regional Asa Norte, na Papudinha. Os agentes algemaram o vereador em uma maca, depois de ordem de uma delegada do Depen. A atitude foi questionada por advogados do vereador que informaram da desnecessidade do uso por se tratar de acusado que não oferece risco e está comprovadamente debilitado, de acordo com laudo do próprio corpo médico do Hospital de Base. De acordo com a advogada Marcelle Maron, o uso de algemas só é lícito em casos de "resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepecionalidade por escrito".  "O vereador está debilitado. Passou por um cateterismo e nunca ofereceu risco, mesmo enquanto sadio. A atitude trata-se de excesso e cabe responsabilização, segundo súmula vinculante do próprio Superior Tribunal Federal", reclamou a defensora. Até a madrugada de ontem, o edil continuava algemado a maca no HRAN. 
Um comentário
14
Mai
“Salve o Luís Argollo” teve dois protestos em S. A. de Jesus: Um liderado por empresário, o outro por primeira dama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:12h

Com três manifestações em um só dia, a cidade de Santo Antônio de Jesus localizada a 180 km de Salvador, viveu um dia atípico nesta quarta-feira (14).  O primeiro movimento começou pela manhã, onde os servidores municipais protestaram em frente à Prefeitura Municipal por melhores salários.

2º Protesto: Por volta das 16h, o segundo manifesto aconteceu na Praça Renato Machado onde populares principalmente estudantes e médicos reivindicaram pelo não fechamento do Hospital e Maternidade Luís Argollo. Este grupo caminhou pelas ruas da cidade com cartazes gritando palavras de ordem: “Salvem o Luís Argolo. Acabe a omissão primeira à saúde e depois o São João”. Este movimento surgiu nas redes sociais com o slogan Salve o Luís Argolo após os médicos que prestam serviços pelo SUS à instituição, pedir demissão coletiva alegando que há oito meses não são remunerados pela Santa Casa. O caso envolvendo a Santa Casa foi manchete em vários jornais da Bahia durante a semana. Este protesto liderado pelo empresário Israel Pires tinha a intenção de chamar a atenção do poder público municipal e estadual para que resolvessem o problema da instituição.

Confira abaixo as fotos da manifestação liderada por empresário:  

3º Protesto: O terceiro protesto iniciou no São Benedito. Este outro liderado pela primeira dama do município Francineia Silva, onde os manifestantes com cartazes, nariz de palhaços e orelhas de burro cobravam da gestão passada recursos, que segundo eles, foram retirados da maternidade, “cadê a caixa preta do doutor?”, questionavam. Essa manifestação tentou abalar a que era organizada por empresário. Funcionários do 1º escalão da Prefeitura estavam presentes nesta caminhada.

Confira abaixo as fotos da manifestação liderada por primeira dama: 

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia - Marcello Dial 

44 comentários
14
Mai
Uso intensivo do celular aumenta risco de câncer cerebral
Postado por: Anacley Souza / 16:19h

O uso intensivo do telefone celular aumenta o risco de sofrer um tipo de câncer cerebral agressivo, segundo o estudo publicado por pesquisadores da universidade de Bordeaux na revista especializada Occupational & Environmental Medicine. A equipe dirigida por Gaëlle Coureau demonstra que há dois tipos de tumores associados a uma prolongada exposição à radiofrequência desses aparelhos: os gliomas, agressivos; e os meningiomas, mais fáceis de operar. As pessoas que utilizam o telefone portátil mais de 15 horas por semana, o que representa 30 minutos ao dia, têm maior risco de que esses tumores se desenvolvam. Os pesquisadores analisaram o perfil de 450 doentes de câncer e usuários de telefone celular acima de 15 anos entre junho de 2004 e maio de 2006 em quatro departamentos franceses e o compararam com 900 usuários de dito aparelho em perfeito estado de saúde. O estudo "Cerenat" confirma as conclusões do Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC), que no ano passado estabeleceu que "existe uma possível conexão entre o uso do telefone portátil e a aparição de gliomas". Para reduzir os riscos, organizações como o Instituto Nacional de Prevenção e Educação para a Saúde da França recomendam afastar o máximo possível o telefone da cabeça, usar o dispositivo com as mãos livres ou evitar chamadas longas, com o objetivo de impedir o excesso de exposição às ondas eletromagnéticas.

Comente agora
14
Mai
ANS anuncia nova suspensão de 161 planos de saúde de 36 operadoras
Postado por: Anacley Souza / 12:09h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quarta-feira (14) a suspensão da venda, por três meses, de 161 planos de saúde, administrados por 36 operadoras. As suspensões valem a partir de sexta-feira (16). A medida foi tomada por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações, além de negativas indevidas de cobertura. De acordo com a ANS, 26 operadoras continuam com a suspensão desde o ciclo anterior e 10 novas empresas entram na lista (sendo oito dessas novas com planos suspensos pela primeira vez). Este é o 9º ciclo de monitoramento divulgado pela agência. A ANS divulga as suspensões a cada três meses há mais de dois anos, completados no cliclo anterior, em fevereiro. De acordo com a ANS, as operadoras que apresentaram avanços no atendimento às reclamações dos consumidores podem voltar a comercializar seus planos. O 9º ciclo tem 21 operadoras totalmente reativadas e 16 parcialmente. A suspensão das vendas não afeta o atendimento aos atuais usuários desses planos de saúde, mas impede a inclusão de novos clientes. De acordo com a ANS, o objetivo da suspensão não é simplesmente punir as operadoras, mas levá-las a oferecer produtos com mais qualidade. A supensões são feitas com base em resolução normativa publicada em dezembro de 2011, que estabeleceu tempo máximo para marcação de exames, consultas e cirurgias.

Comente agora
14
Mai
Número elevado de morte súbita preocupa cardiologistas no País
Postado por: Anacley Souza / 07:58h

Cardiologistas do Brasil e do mundo estão preocupados com a incidência de morte súbita causada pelo infarto agudo do miocárdio. No país, cerca de 25% das mortes são causadas pela doença, 66.000 pessoas morrem por ano devido ao mal e na Bahia um estudo, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia(SBC-BA) e Samu, mostra que de janeiro 2011 a dezembro 2012, houve 400 casos de infartos. Para debater o tema, a categoria realiza a 26ª edição do Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia que começa hoje e termina sábado (17), no Bahia Othon Palace Hotel com a presença de cerca de 1.200 profissionais, promovido pela SBC-BA. Paralelo ao evento acontece a 2ª edição do Simpósio Internacional com a presença de três renomados nomes da cardiologia mundial: Dr. Renato Lopes e Dra. L. Kristin Newby e Dr. Matthew T. Roe, ambos da Duke University, nos Estados Unidos. O cardiologista Nivaldo Filgueiras, diretor de Comunicação da SBC-BA, disse que a causa principal da morte súbita é: “ as pessoas têm fatores de risco e estes não são percebidos, a exemplo de pressão alta, colesterol alto e açúcar alto (diabetes), que podem provocar o infarto ou AVC”, afirmou. Filgueiras explica que estes fatores de riscos nomeados provocam a aterosclerose, uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. E que a aterosclerose em geral é fatal quando afeta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio.

Comente agora
13
Mai
Mulher diz que ex-lutador Maguila não tem chance de melhora
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:09h

A mulher do ex-lutador Maguila, Irani Pinheiro, disse em entrevista a Luciana Gimenez, no Superpop, que ele só vai piorar por conta das doenças que sofre - além do mal de Alzheimer, a demência pugilística. "Você me falou que o médico te disse que essa doença é progressiva, irreversível e...?" "Degenerativa", completa Irani. "De fato ele vai piorar", questiona a apresentadora. "Vai", confirma a esposa. "Não tem chance de melhorar?". "O que a equipe médica, os estudos... Não tem uma melhora", diz Irani. Irani conta como Maguila foi mostrando os primeiros sinais de que estava doente. "Há 5, 6 anos atrás, ele começou a ter um comportamento de agressividade, nervosismo, não dormia. Então, assim, comecei a perceber essa dificuldade", conta Irani. "Ele é muito calmo, começou... Opa, eu falei, tem alguma coisa errada". "Ele começou a ficar mais triste, eu achei que ele não tinha vontade de fazer algumas coisas que ele gostava. Aí a gente procurou um médico", diz a esposa. Maguila então começou um tratamento para depressão. "Eu acho que ele já estava com essa doença, a demência ...", acrescenta. "Começou a esquecer, sem dormir. Ele sofreu muito".

Comente agora
13
Mai
Pai e madrasta de Bernardo são indiciados, além de assistente social
Postado por: Letícia Oliveira / 16:46h
A Polícia Civil indiciou o pai do menino Bernardo Boldrini, o médico Leandro Boldrini, a madrasta do garoto, a enfermeira Graciele Ugolini e a assistente social Edelvânia Wirganovicz pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil, meio insidioso, dissimulação e uso de recurso que impossibilitou defesa da vítima e ocultação de cadáver, ao final do inquérito que investigou a morte do menino Bernardo Uglione Boldrini. Os três são suspeitos de terem assassinado Bernardo, então com 11 anos. Os investigadores entenderam que o pai e a madrasta arquitetaram não só crime como também a história que os deixaria impunes. Também acusaram o casal de prometer e pagar recompensa a Edelvânia para que ela participasse do plano. Já a assistente social Edelvânia foi acusada de aceitar dinheiro para participar do crime. O corpo de Bernardo foi achado em 14 de abril em uma cova em Frederisco Westphalen (RS), cidade a 80 km de Três Passos, onde ele morava com o pai. O garoto estava desaparecido desde o dia 4 de abril.
Comente agora
13
Mai
Crianças: morder algo duro ajuda a dente de leite a cair
Postado por: Letícia Oliveira / 15:33h

Existe muita expectativa e dúvida envolvendo a hora certa de tirar o dente de leite e como fazer isso. Alguns pais preferem deixar cair sozinho, mas às vezes o filho se mostra tão impaciente com a situação que, antes que acabe se machucando, é melhor intervir com métodos seguros. “O primeiro passo é saber se o dente mole ainda está preso por um resto de osso e pela mucosa, ou só pela mucosa. Se ainda estiver ligado a um pouco de osso indico que com os dedos o pai movimente esse dente para frente, para trás e para os lados várias vezes ao dia por vários dias, até sentir que ele está realmente mais mole. É importante dizer que esses movimentos não podem causar dor para a criança”, diz a odontopediatra Mariana Borges. Uma vez bem molinho, preso apenas por uma “pelinha”, a extração pode ser feita também com as mãos, ou amarrando um fio dental bem firme ao redor do dente. Se optar pela segunda alternativa, procure não deixar a região muito molhada para o fio não escorregar. Feito isso basta puxar com força e rápido para o procedimento ser o menos doloroso possível.

Comente agora
13
Mai
Brasileiro bebe mais do que a média mundial
Postado por: Anacley Souza / 09:57h

O Brasil anda tomando umas a mais que a média mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde que, em um informe publicado ontem, alerta que 3,3 milhões de mortes no mundo em 2012 foram causadas pelo uso excessivo do álcool, 5,9% de todas as mortes. Segundo a entidade, não apenas a bebida pode gerar dependência, como também poderia levar ao desenvolvimento de outras 200 doenças. Entre os 194 países avaliados, a OMS chegou à conclusão de que o consumo médio mundial para pessoas acima de 15 anos é de 6,2 litros por ano. No caso do Brasil, os dados apontam que o consumo médio é de 8,7 litros. Esse volume caiu entre 2003 e 2010. Há dez anos, a taxa era de 9,8 litros por pessoa, mas as projeções para 2025 mostram que o consumo deve voltar a aumentar, ultrapassando a marca de 10,1 litros por ano por pessoa. Em 1985, o consumo não chegava a 4 litros. No caso brasileiro, a diferença entre o consumo masculino e feminino é profunda. Entre os homens, a taxa chega a mais de 13 litros por ano. Para as mulheres, ela é de apenas 4 litros. Desse total, 60% do consumo é de cerveja, sendo apenas 4% representado pelo vinho. Mas o que mais preocupa a OMS são os casos de abusos no consumo. No mundo, a média é de 7,5% da população que experimentou em algum ponto do ano um caso de um consumo excessivo de álcool. No Brasil, porém, a taxa é de 12,5%, quase o dobro. Num ranking de números de anos perdidos de vida saudável, Brasil está entre os líderes. Em todo o mundo, a Europa é a região onde os índices de consumo são os mais elevados per capta, com diversos países apresentando taxas acima de 10 litros por ano. (Correio da Bahia)

Comente agora
13
Mai
Santo Antônio de Jesus: Moradores protestam contra estado de maternidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:38h

Para reivindicar melhores condições para a Maternidade Luís Argolo, em Santo Antônio de Jesus, Recôncavo baiano, uma manifestação está marcada para as 14h desta terça-feira (13). O ato vem depois de médicos da instituição pedirem demissão coletiva da única maternidade da região. Os moradores também irão protestar contra os gastos investidos no São João da cidade, previstos em R$ 5 milhões. No Facebook, o grupo solidário aos médicos faz mobilização com o uso da hastag #salveoluisargollo. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, os médicos da unidade convivem com vários problemas. "A situação lá está muito difícil. Está inviável. Os médicos não têm material para trabalhar e estão há mais de dez meses sem receber salário", disse em entrevista ao Bahia Notícias. Obstetras, anestesistas e pediatras esperam que um novo contrato seja feito para regularizar o repasse de recursos via Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por 100% do custeio da unidade. De acordo com o dirigente, o acordo de repasse do SUS deve ser feito com urgência para garantir que a maternidade, que atende a 28 municípios da região, tenha o funcionamento restabelecido. (por Francis Juliano)

Um comentário
13
Mai
EUA confirmam segundo caso de coronavírus na Flórida
Postado por: Anacley Souza / 08:21h

Os Centros de Controle e Doenças (CDC) divulgaram nesta segunda-feira (12) o segundo caso da Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS-CoV) registrado nos Estados Unidos. O vírus foi encontrado na Flórida, mas ainda não se sabem os detalhes e a localização do paciente no estado do sudeste norte-americano. Segundo os CDC, o primeiro caso no país foi descoberto no final de abril, depois que um viajante que entrou nos Estados Unidos por Chicago em um voo da Arábia Saudita e manifestou os sintomas da doença com resultado positivo para a enfermidade. Ainda segundo as autoridades, esse paciente, cuja identidade não foi revelada, viajou de ônibus de Chicago a Indiana antes de começar a sofrer os sintomas da doença, em 27 de abril. O vírus da MERS, detectado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012, é relativamente novo em humanos e até agora, com a inclusão do caso mais recente, foram confirmadas 401 contaminações em 12 países, com 93 mortes. As autoridades de saúde também desconhecem a origem do vírus ou como ele se contagia, mas até agora todos os casos relatados tiveram origem em seis países da Península Arábica. (Bahia Notícias)

Comente agora
12
Mai
Nutricionista de plantão: Edilson Neiva tira dúvidas de internautas do Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 20:25h

Pergunta – É verdade que algumas vitaminas e suplementos podem provocar o câncer, como foi divulgado numa matéria da Revista Super Interessante?

Edilson Neiva – Estou Começando a ficar feliz com essas matérias que estão sendo trazidas a tona para o Brasil, pois comentava-se sobre isso. Quando a pessoa ingere por conta própria numa quantidade exagerada pode gerar problemas. A grande maioria das pessoas que querem ganhar massa tomam creatina, mas isso é um mito, você ganha massa por estímulo da musculação. Se você é um nadador ou jogador de futebol a creatina é interessante, porém na quantidade certa. Em quase todas as farmácias que você entrar hoje o farmacêutico vai te apresentar um produto desse tipo, mas não pode ser assim, se esse paciente tiver um problema renal você pode parar esses rins imediatamente.

Pergunta – O homem sofre de disfunção erétil e ao se consultar o médico passa um medicamento afirmando que o mesmo ficaria mais forte e com energia. Isso pode acontecer?

Edilson Neiva – Isso pega numa parte do psicológico do homem por conta da disfunção erétil, dificuldade sexual e não existe mineral bom para isso.  Existe o magnésio que melhora a capacidade sexual, mas não chega a resolver um problema desse, só quem pode dar resultado nesse caso é um especialista da área, um urologista. Nos EUA quase todos americanos tomam pela manhã 1g de vitamina C, quando você ingere 300mg dessa vitamina não precisa mais se preocupar, aí o indivíduo consome alface, toma suco de caju, melancia, come feijão dentre outros alimentos que também possuem vitamina C, então ele acaba pegando-a. Ela é largamente distribuída, pois está na salada e frutas, porém quando ingerida em excesso se torna cancerígena.

2 comentários
12
Mai
Procura, por prótese, de glúteo, cresce 547%, nos últimos, anos
Postado por: Letícia Oliveira / 18:25h
Não é de hoje que todo mundo sabe: o bumbum é a paixão nacional do brasileiro. Em busca de se encaixar nesse padrão de beleza muitas mulheres optam pela cirurgia de prótese de glúteo. Indicada para modelar e firmar o bumbum ou beneficiar quem tem as nádegas pequenas, a gluteoplastia, ou prótese de glúteo, é um dos procedimentos de silicone que mais tem crescido no Brasil, perdendo apenas para a aplicação nos seios. O número de implantes disparou no Brasil, com expansão de 547% nos últimos dois anos. Em 2013, 35 mil pacientes do Brasil realizaram o procedimento. A informação é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. O cirurgião plástico Edvan Leite, um dos pioneiros do procedimento no norte/nordeste do país, assegura que o procedimento de complexidade média é seguro e desmistifica sobre uma possível ruptura ou deslocamento da prótese.
Comente agora
12
Mai
Ministério da Saúde define novas regras para parto humanizado no SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 18:15h

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada neste mês definiu as novas diretrizes dos partos realizados pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com as novas regras, o recém-nascido saudável deverá ser entregue à mãe de acordo com sua vontade e o cordão umbilical só será cortado depois que ele parar de pulsar. A nova lei prevê ainda amamentação da criança na primeira hora de vida. “Além de fornecer o primeiro aporte calórico para a vida do bebê, essa prática também acelera a descida do leite materno”, explicou o ministro da saúde Arthur Chioro. A portaria orienta, ainda, que exames físicos ou de profilaxia da oftalmia neonatal, só sejam feitos após o relacionamento com a mãe. Segundo o coordenador da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, os benefícios das medidas afetam não só o aspecto psicológico, como reduzem os riscos de anemia e desnutrição. "Para o bebê que nasceu chorando, vigoroso, sem nenhum tipo de complicação, o papel principal dos profissionais de saúde é proteger este momento sensível de apresentação da mãe a seu bebê e vice-versa. Isso vai ter repercussões para toda a vida", explica Bonilha. Informações da Agência Saúde.

Comente agora
12
Mai
Após comentário de radialista, Secretária de Saúde de S. A. de Jesus rebate: "Eu não sou coitadinha, não”.
Postado por: Letícia Oliveira / 17:18h

Durante entrevista com o Conselheiro Municipal de Saúde, Zé Brito, o repórter da Rádio Andaiá FM, Lélis Fernandes, chegou a dizer que a Secretária de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Laurijane Mercês, era “coitadinha”, diante de tantas reclamações que estavam sendo feitas na emissora nesta segunda-feira (12) e nos demais dias, “a saúde da cidade é um assunto bastante debatido e delicado nos meios de comunicação e entre a população do município”, alegou Lélis. Laurijane esteve na emissora demonstrando estar bastante chateada com o que falou o radialista, "você blefou ao dizer que eu era “coitadinha”, eu não sou coitadinha, não, já que esse adjetivo deve ser empregado naquele que está perdido, tem boa vontade, mas que não dá em nada, não consegue nada", retrucou.

RADIALISTA EXPLICA O SENTIDO DE "COITADINHA": Explicando o sentido da palavra empregada, Lélis disse que quis expressar uma qualificação em cima da luta da secretária, já que a mesma trabalha bastante, porém sempre tem que enfrentar algum problema na saúde do município. Por sua vez, Laurijane agradeceu e disse que muitas pessoas não enxergam o que de fato está acontecendo, “nem todos dão esse valor ao trabalho da Secretaria de Saúde e do prefeito Humberto Leite, por questões políticas. As dificuldades existem no Brasil e não somente na cidade, mas diante de tantas críticas voltadas para o âmbito da saúde, o que será que a prefeitura e a secretaria vêm fazendo? Eu não vejo ninguém se perguntando isso”, afirmou. 

CRÍTICAS DO CONSELHEIRO DE SAÚDE: A respeito das críticas relacionadas à marcação de exames, do conselheiro de saúde Zé Brito, Laurijane destacou que a Secretaria de Saúde não está inacessível e o conselheiro sempre procura o órgão e por várias vezes as suas demandas são resolvidas pela secretária. “Nossa equipe não fica sentada esperando não, pelo contrário, damos prioridade total aos casos de urgência e emergência. É preciso ter um respeito na hora de se falar, até por que o conselho de saúde tem abertura completa com a secretaria, então porque não nos procurou? Será que são comentários para ajudar a população ou para polemizar por questões políticas?”, desabafou.  

SITUAÇÃO DO LUÍS ARGOLLO: 

6 comentários
12
Mai
Combate à infertilidade começa logo cedo: no instante do café da manhã
Postado por: Letícia Oliveira / 17:15h

De manhã, a fertilidade está na boca. Essa frase resume bem um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv no jornal Clinical Science. Para os cientistas envolvidos nessa pesquisa, caprichar num café da manhã bem saudável – e limitar as calorias ingeridas no jantar – contribui no combate contra a infertilidade, principalmente em relação a mulheres que sofrem da síndrome de ovários policísticos. De acordo com o professor Oren Froy, que liderou um estudo de doze semanas envolvendo 60 mulheres não-obesas com idade entre 25 e 39 anos, concentrar calorias diárias no café da manhã reduz os níveis de glicose e melhora os índices de sensibilidade à insulina – problema recorrente em que tem ovários policísticos. Não só isso: a taxa de ovulação tem um aumento significativo. Em resumo, não só a quantidade de calorias consumidas diariamente é importante, como também deve ser levado em conta o período do dia em que essas calorias são ingeridas. Na opinião do especialista em Medicina Reprodutiva Assumpto Iaconelli Junior, diretor do Grupo Fertility, o excesso de gordura afeta a ovulação por conta da sensibilidade à insulina, do excesso de hormônio masculino e excesso de leptina – que é um hormônio proteico específico, produzido e secretado pelo tecido adiposo.

Comente agora
12
Mai
OMS diz que brasileiro bebe mais álcool que média mundial
Postado por: Letícia Oliveira / 13:42h

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o consumo de álcool no Brasil supera a média ingerida no mundo. No informe publicado nesta segunda-feira (12), a organização alerta que 3,3 milhões de mortes no mundo em 2012 foram causadas pelo abuso do álcool, o que dá 5,9% de todos os óbitos registrados. Segundo levantamento, entre os 194 países avaliados, a conclusão é de que o consumo médio mundial para pessoas acima de 15 anos é de 6,2 litros por ano. No Brasil, o consumo médio é de 8,7 litros por pessoa por ano. Esse volume caiu entre 2003 e 2010. Há dez anos, a taxa era de 9,8 litros por pessoa. A OMS afirma que a bebida pode gerar, além da dependência, o desenvolvimento de outras 200 enfermidades. As previsões da OMS até 2025 não são animadoras. O consumo deve ultrapassar a marca de 10,1 litros por ano por pessoa. Em 1985, o consumo não chegava a 4 litros por pessoa anualmente.

Comente agora
12
Mai
Álcool mata 3,3 milhões de pessoas a cada ano
Postado por: Anacley Souza / 11:35h

O álcool mata a cada ano 3,3 milhões de pessoas (uma em cada 20 mortes), mais do que a Aids, a tuberculose e a violência juntos, advertiu nesta segunda-feira, 12, a ONU, que teme um agravamento da situação. Mais de 200 doenças estão ligadas ao consumo de álcool, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma agência da ONU. Em 2012, o uso nocivo do álcool matou 3,3 milhões de pessoas em todo o mundo, contra 2,5 milhões em 2005, segundo a OMS, que lamenta a falta de ação por parte das autoridades durante este período. "Dado o crescimento da população no mundo e o aumento esperado do consumo de álcool, o fardo das doenças atribuídas ao álcool pode aumentar, caso novas políticas de prevenção não sejam implementadas", alertou o diretor-geral adjunto do grupo de Doenças Não Transmissíveis da OMS, Oleg Chestnov. Quase 5,9% das mortes no mundo (7,6% entre os homens e 4% entre as mulheres) causadas por doenças infecciosas, acidentes de trânsito, ferimentos, homicídios, doenças cardiovasculares e diabetes, entre outras, têm alguma relação com o consumo de álcool. E a situação deve piorar à medida que países densamente povoados tenham uma melhora em seus padrões de vida

Comente agora
12
Mai
Gêmeas idênticas nascem de mãos dadas, o fato emocionou a equipe médica
Postado por: Anacley Souza / 08:46h

Jillian e Jenna Thistlethwaite nasceram de mãos dadas, ato a que a mãe chamou de "o começo de uma grande amizade" nesta sexta-feira. O parto foi realizado na cidade de Akron, Ohio, nos Estados Unidos. As informações são do The Mirror e CBS News. As meninas compartilharam o mesmo saco amniótico e mesma placenta, um tipo de gestação que só acontece uma vez a cada 10 mil. A mãe Sarah, 32 anos, estava com medo pela condição que, muitas vezes, pode ser de risco por causa de alguma complicação com cordão umbilical. Após um parto bem-sucedido, os médicos tiveram uma grande surpresa ao encontrar os bebês segurando as mãos. “Eu não acredito que elas estavam de mãos dadas. É maravilhoso”, disse a mãe. Jillian e Jenna tiveram de ficar alguns dias recebendo ventilação na UTI, mas foram liberadas neste domingo. "Foi o melhor presente do Dia das Mães que poderia receber", disse Sarah. (Portal Terra)

Comente agora
12
Mai
Infecção hospitalar mata 100 mil pessoas em média no Brasil por ano
Postado por: Anacley Souza / 07:39h

Risco iminente de todos os que precisam passar por algum procedimento hospitalar, as infecções, causadas por fungos, bactérias ou vírus, ainda são realidade nas unidades de saúde brasileiras. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes internados, além de ser responsável por mais de 100 mil mortes no Brasil todos os anos. Para o vice-presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), Eduardo Olivaes, os números são alarmantes, mas podem ser considerados imprecisos, diante da impossibilidade de se detectar a origem da contaminação. “É difícil saber se a infecção ocorreu após algum procedimento no hospital ou se foi causada pelo próprio quadro clínico do paciente”, explicou, lembrando que o quadro de infecções nos hospitais brasileiros já foi maior e que este é um problema frequente em todo o mundo. Quanto maior o tempo de permanência nas unidades de saúde, maiores serão os riscos de contaminação, principalmente em hospitais que tratam de doenças crônicas, por pacientes tratados em Unidades de Terapia Intensiva e nas enfermarias. “Os protocolos de prevenção e controle seguidos pelos hospitais brasileiros são definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. São procedimentos que valem para todos os hospitais, mas existem unidades que conseguem ser mais eficientes no controle do que outras”, continuou, destacando que a falta de investimentos no setor e o quadro reduzido de funcionários podem atrapalhar o controle destas doenças.

Comente agora
11
Mai
Sedentarismo é maior fator de risco cardíaco para mulheres
Postado por: Letícia Oliveira / 16:50h

A falta de exercício é o maior fator de risco para o aparecimento de doenças cardíacas em mulheres acima de 30 anos, mostra um novo estudo. A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, com mais de 30 mil mulheres do país nascidas nas décadas de 20, 40 e 70. Eles constataram que o tabagismo teve o maior impacto sobre o risco de doenças cardíacas em mulheres abaixo de 30 anos. No entanto, à medida em que elas ficavam mais velhas e abandonavam o cigarro, a falta de atividade física passou a ter influência dominante sobre o aparecimento de problemas ligados ao coração. A pesquisa foi publicada na revista científica British Journal of Sports Medicine. Segundo os cientistas, as autoridades de saúde devem continuar encorajando as pessoas a deixarem de fumar, porém deveriam também se concentrar em promover a prática da atividade física.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com