As comentadas


Boa noite , Quarta-feira, 04/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

02
Dez
Mulher obesa tem mais chance de contrair câncer que homem
Postado por: Anacley Souza / 18:38h

A obesidade tem mais um motivo para ser preocupante. Estudos e casos de pacientes têm mostrado que o excesso de peso tem ligação direta com alguns tipos de câncer, e assim, pessoas obesas têm mais chance de contrair a doença do que pessoas com baixa taxa de IMC. As informações são do Mail Online . Além disso, um estudo mostrou que mulheres acima do peso têm mais chances de sofrerem com câncer do que homens obesos. A resposta para isso pode ser que a obesidade em mulheres é responsável por dois tipos de câncer: de útero e de mama após a menopausa e o culpado é o hormônio feminino estrogênio. A produção de estrogênio é influenciada pela quantidade de gordura corporal. Assim, quanto mais gordura, mais estrogênio é produzido, e o hormônio afeta o revestimento do útero. Altos níveis de estrogênio no período pós menopausa também podem estimular o crescimento anormal de células da mama que podem resultar em câncer. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos reuniu dois grupos de pacientes: mulheres obesas e que haviam feito cirurgia de redução de estômago. O risco de câncer por conta da obesidade era cerca de 42% menor entre as mulheres do segundo grupo. Em homens, a probabilidade de contrair câncer não foi afetada em pessoas que passaram pela mesma cirurgia. Câncer de pâncreas, cólon e de reto são os que podem ser causados por excesso de peso em homens, uma vez que esses órgãos ficam próximos ao estômago, que é o lugar onde se concentra a maior parte da gordura. No entanto, apesar das evidências, cientistas e médicos afirmam que ainda não entendem a relação entre excesso de peso e a maior chance de contrair câncer. "Parece que o impacto da obesidade pode variar ao longo da vida, mas não sabemos porque", disse Matthew Lam pesquisador do Breakthrough Breast Cancer.

Comente agora
02
Dez
Brasil registra 1.364 casos de febre chikungunya, diz Ministério da Saúde
Postado por: Samile Macêdo / 16:35h

Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira (2) revelam que o Brasil já registrou 1.364 casos de febre chikungunya. Desses, 125 foram confirmados por critério laboratorial e 1.239 por critério clínico-epidemiológico. De acordo com a pasta, do total, 71 casos são importados - pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa. Entre os demais casos, chamados autóctones, 531 foram registrados no município de Oiapoque, no Amapá, 563 em Feira de Santana, na Bahia, 196 em Riachão do Jacuípe (BA), um em Matozinhos, Minas Gerais, um em Pedro Leopoldo (MG) e um em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. (Metro1)

Comente agora
02
Dez
Cardiologista fala sobre Infarto Agudo do Miocárdio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:44h

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, o infarto pode ser fatal. Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco e isso é primordial para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem. Por isso, é crucial chamar a emergência ou correr para o hospital nos primeiros sinais do problema. As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre estas, o infarto é uma das principais causas.

Causas

O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria. Saiba mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
02
Dez
Entenda como o estresse pode afetar a sua boca
Postado por: Samile Macêdo / 15:33h

Seja por problemas no trabalho, em casa, amorosos ou financeiros, quando se passa por momentos de desgaste e tensão é comum sofrer com o estresse. Ele afeta o sono, o humor, a condição física e até a saúde da boca, diz o professor do departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da USP Giuseppe Romito. Não que o estresse cause diretamente problemas na boca, mas o problema influencia dois aspectos que podem levar a enfermidades: o comportamental e o biológico. Em relação ao comportamento, Romito explica que, em situações de estresse, tendemos a deixar de fazer aquilo que parece "opcional". "Como escovar os dentes e utilizar fio dental ainda não é um hábito no Brasil e em muitos países, a pessoa estressada acaba sendo desleixada com a higiene bucal e não removendo os resíduos como deveria", afirma. O acúmulo da placa bacteriana nos dentes é um convite para o desenvolvimento da cárie e das doenças periodentais, como gengivite e periodontite. Se estes problemas não forem tratados devidamente, podem chegar ao ponto de provocar a perda de dentes. Outro comportamento de risco do estressado para a saúde bucal é o fumo.

Comente agora
02
Dez
Andressa Urach está com sepse, segundo médico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:46h

Julio Vedovato, médico que fez a retirada do hidrogel das pernas de Andressa Urach, não é o responsável pelo tratamento da modelo na UTI do hospital onde ela está internada em Porto Alegre, mas está acompanhando tudo de perto e se pronunciou através de um comunicado, nesta terça-feira, 2. Segundo a declaração, o quadro de Andressa é realmente gravíssimo. Ela está com sepse, que ocorre quando um agente infeccioso entra na corrente sanguínea e pode causar múltipla falência de órgãos, levando ao óbito. "No dia 21 de novembro ela se submeteu a uma cirurgia para retirada de resquícios da última cirurgia feita no dia 23 de julho. Andressa já estava ciente que teria que fazer este segundo procedimento e ele ocorreu normalmente. Naquela mesma semana, ela foi gravar uma matéria na cidade de Brasília para o programa 'Muito Show', da Rede TV!, do qual é apresentadora, e me contactou de lá se queixando de um inchaço e desconforto na região operada, o que a fez retornar à cidade de Porto Alegre no dia 28 de novembro para que eu pudesse examiná-la. Foi constatada então uma inflamação e foi aberto um ponto para drenar esta inflamação. Ao longo do final de semana, ela teve uma piora clínica decorrente de um 'germe' que entrou na sua circulação sanguínea, chamada de sepse. A partir daí, a modelo deu entrada em um novo hospital onde está sendo tratada", disse em comunicado.

Comente agora
02
Dez
Efeito sanfona pode favorecer o diabetes tipo 2
Postado por: Samile Macêdo / 12:46h

Perder peso, ganhar peso, perder peso de novo e... Ganhar novamente. Este é o famoso efeito sanfona, que assusta qualquer um que esteja buscando eliminar definitivamente os quilinhos a mais. Que existe uma relação bem estabelecida com o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes tipo 2, ninguém duvida mais. Até o momento as pesquisas nos mostram que o diabetes tipo 2 é uma doença multifatorial, ou seja, causada pela herança genética associada aos hábitos sedentários e ao ganho de peso. O resultado é um processo chamado resistência insulínica - quando o pâncreas produz insulina a mais na tentativa de controlar os níveis de açúcar no sangue, mas esta quantidade em excesso de insulina acaba não funcionando como deveria. No final das contas: sobra insulina que não funciona efetivamente, e o diabetes tipo 2 surge. Com o passar do tempo, as células produtoras de insulina (células Beta do pâncreas) vão entrando em fadiga/falência e a pessoa precisará aplicar insulina como medicação, na tentativa de controlar seus níveis de açúcar. Quando perdemos peso perdemos gordura, mas também perdemos massa muscular em algum grau, infelizmente. Quando engordamos tudo de volta, ganhamos apenas massa de gordura.

Comente agora
02
Dez
Andressa Urach passa por nova cirurgia, mas continua internada: 'Estado grave'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:45h

A modelo Andressa Urach, 27 anos, segue internada em estado grave na UTI do Hospital Conceição, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (2). A instituição afirma que divulgará novo boletim médico a partir do meio-dia. Ela passou por uma drenagem cirúrgica na tarde de segunda, mesmo procedimento que havia sido submetida no dia anterior. Andressa está internada para tratar de uma infecção na coxa esquerda. Segundo a assessoria de imprensa, Andressa chegou à emergência do Hospital Conceição no sábado (29), às 22h30min, trazida pela mãe. "A paciente apresenta um processo de infecção em decorrência da aplicação de hidrogel nos membros inferiores, realizada há cinco anos em uma clínica especializada", afirmou a nota. O hospital ainda salientou que o procedimento que gerou a infecção não foi realizado no Grupo Hospitalar Conceição. No dia 21 de novembro, Andressa postou em seu perfil no Facebook faria uma cirurgia de ordem estética. "Hoje retirei mais um pouco do produto das minhas pernas, a cirurgia foi super tranquila, vou ficar dois dias de repouso, depois volto a São Paulo", disse ela na postagem. O Grupo Hospitalar Conceição, porém, não confirma se a cirurgia recente está relacionada com o problema médico. Andressa nasceu em Ijuí, a 414 km de Porto Alegre, e foi vice-miss Bumbum. Conforme o GHC, a mãe dela reside na Zona Norte da capital. O G1 procurou a clínica do médico citado por ela na postagem, mas ainda não obteve retorno.

Veja abaixo a íntegra da nota oficial do GHC: 

Um comentário
02
Dez
Mastite da Amamentação: Sintomas e Tratamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:52h

O principal fator de risco para a mastite puerperal é a estase láctea, ou seja, a permanência de leite represado em um dos ductos mamários por prolongado tempo. A estase do leite pode ocorrer por alguma obstrução de um dos ductos da mama ou por um incompleto esvaziamento dos seios pelo bebê durante a amamentação. Outro importante fator de risco são as fissuras do mamilo, que favorecem a invasão de bactérias da pele para dentro do tecido mamário. Portanto, a mastite da amamentação ocorre basicamente quando uma bactéria vinda da pele consegue alcançar uma região da mama em que há estase de leite. Podemos então concluir que o melhor modo de se prevenir a mastite do puerpério é através da correta técnica de amamentação, com adequada pega do bebê, visando um eficaz esvaziamento da mama em cada mamada e evitando a ocorrência de lesões nos mamilos que servem de porta de entrada para a invasão de bactérias.

SINTOMAS DA MASTITE DA AMAMENTAÇÃO

Comente agora
02
Dez
OMS corrige balanço de mortos pelo ebola para 6 mil pessoas
Postado por: Letícia Oliveira / 08:14h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira (1º) que o último balanço de mortes provocadas pelo ebola é de cerca de 6 mil e não de 7 mil como foi divulgado no sábado (29). "Houve um erro quanto ao número de mortos na Libéria que é de 3.145" e não 4.181 mortos, como foi indicado no sábado por erro, explicou a OMS. No dia 28 de novembro, havia 2.155 casos de ebola na Guiné-Conacri, com 1.312 mortos; 7.635 casos na Libéria, com 3.145 mortos; e 7.109 em Serra Leoa, com 1.530 vítimas mortais. Em coletiva de imprensa ontem em Genebra, a OMS afirmou que conseguiu alcançar um primeiro na Libéria e na Guiné-Conacri, com 70% dos casos de infectados a serem isolados e tratados e 70% dos mortos da doença enterrados de forma segura. Em Serra Leoa, isso está sendo alcançado em várias regiões, mas há ainda dificuldades na Região Oeste do país, onde a epidemia continua propagando-se, disse a organização, que espera que o objetivo seja alcançado "dentro de semanas" no país. (EBC)

Comente agora
02
Dez
Tomografia que permite diagnóstico mais detalhado de câncer é incluída à lista do SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 07:23h

Aguardada desde o início do ano, foi publicada na edição desta terça-feira (02), no Diário Oficial da União, a portaria que inclui o exame PET-CT, tomografia computadorizada por emissão de pósitrons, na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão passar a valer a partir de hoje. Os recursos necessários para realização do procedimento, na rede pública, serão oriundos do orçamento do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Trabalho Atenção à Saúde da População para Procedimentos de Média e Alta Complexidade. A inclusão desse procedimento na tabela SUS irá beneficiar pacientes da rede pública de saúde, que até então encontram dificuldades para ter acesso a esse tipo de procedimento que é um dos mais importantes e eficazes para identificar e avaliar a extensão de alguns cânceres, como o linfoma de Hodgkin e não Hodgkin. (BN)

Comente agora
01
Dez
Procedimento estético que levou Andressa Urach à UTI não é recomendado por médicos
Postado por: Samile Macêdo / 22:45h

Aplicação de hidrogel e o procedimento de bioplastia. Dois recursos utilizados pela modelo Andressa Urach e que resultou em sua internação na UTI, nesta segunda (01), em um hospital no Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim médico, o estado dela é grave e a modelo encontra-se com infecção, desacordada e a base de medicamentos. Em julho passado, Urach decidiu retirar o produto por meio de lipoaspiração e relatou em entrevista a EGO que "há cinco anos fiz a aplicação de dois produtos diferentes. O hidrogel não foi absorvido por meu corpo e começou a machucar. E esse PMMA necrosou dentro do meu músculo. Ele está grudado e não sai. Por isso que senti fortes dores”. Em nota o hospital afirmou que “a paciente apresenta um processo de infecção em decorrência da aplicação de hidrogel nos membros inferiores, realizada há cinco anos em uma clínica especializada". Um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que prefere não se identificar, revelou que o recomendável são tratamento estéticos menos invasivos.

  1. Modelo está internada em estado grave por conta de procedimento estéticos

"Para os fins desejados de preenchimento muscular, o procedimento recomendado é a transferência de recursos do corpo para o próprio corpo, como a retirada de gordura excedente de um lugar e aplicada na região que supostamente está faltando", pondera. O médico revela ainda que desconhece detalhes do procedimento utilizado por Urach mas algumas dúvidas pairam no ar e que talvez nunca venham à tona. "Será que o produto aplicado foi aquele mesmo prometido há cinco anos atrás, qual o fabricante e a procedência desse produto?", questiona.

Comente agora
01
Dez
Cai mortalidade por câncer no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 21:14h

A taxa de mortalidade por câncer teve uma pequena queda no Brasil na última década. De 2003 a 2012, a variação anual das mortes relacionadas ao câncer entre os homens caiu 0,53% e entre as mulheres, 0,37%. Os números, divulgados nesta sexta-feira, fazem parte do Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, documento elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), ligado ao Ministério da Saúde. Os dados mostram um pequeno aumento no último ano incluído no documento. De 2011 a 2012, o índice de óbitos a cada 100 000 homens aumentou de 100,47 para 103,2. Entre as mulheres, a alta foi de 83,99 para 86,92. Nesse período, a quantidade de homens que morreu em decorrência da doença elevou-se de 94 649 para 98 033, e a de mulheres subiu de 82 455 para 86 040. Esse crescimento, entretanto, está relacionado à melhora da qualidade da informação estatística. "O aumento discreto não significa uma elevação real. Ele se deve a mais notificações, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que melhoraram o diagnóstico e atualmente têm mais precisão em informações médicas", explica o cirurgião oncologista Thiago Celestino Chulam, coordenador do Programa de Prevenção do Câncer do Hospital A. C. Camargo.

Comente agora
01
Dez
Diabetes aos 50 anos pode causar perda de memória
Postado por: Anacley Souza / 19:53h

Pessoas diagnosticadas com diabetes na meia idade — ao redor dos 50 anos — têm mais probabilidade de sofrer perdas significativas de memória e de cognição depois de 20 anos, comparadas com indivíduos que mantêm taxas de glicose normais no sangue. A revelação está descrita na edição de terça-feira do periódico Annals of Internal Medicine. Pesquisadores Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg descobriram que o diabetes envelhece a mente cinco anos mais rápido que o normal. O declínio de memória e de funções cognitivas está fortemente associado à demência. “A lição é que, para ter um cérebro saudável aos 70 anos, você precisa se alimentar direito e se exercitar aos 50”, afirma a líder do estudo, Elizabeth Selvin, professora de epidemiologia da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg. No estudo, Elizabeth e sua equipe analisaram dados de 15 792 adultos acompanhados de 1987 a 2013. Os pesquisadores compararam a perda cognitiva associada ao envelhecimento com o declínio observado nos voluntários do estudo. A perda foi 19% maior do que a esperada entre os participantes que não controlavam o diabetes adequadamente. “Se nós prevenirmos e controlarmos o diabetes de maneira melhor, poderemos evitar a progressão da demência em muitas pessoas”, diz Elizabeth. “Retardar o surgimento da demência em alguns anos pode ter um impacto enorme na população, incluindo ganho de qualidade de vida e menos gastos com saúde.” (Nossa Saúde)

Comente agora
01
Dez
"Estado de saúde de Andressa Urach é grave", diz assessor de hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:40h

O estado de saúde da modelo Andressa Urach é grave. A informação foi dada ao Ego por Alexandre Costa, assessor de imprensa do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Segundo ele, a equipe médica não vai dar mais detalhes sobre a internação da ex-vice Miss Bumbum. Há cinco meses, Andressa usou 400 ml de hidrogel, para fazer preenchimento nas pernas. Andressa Urach está internada na UTI do hospital Conceição, em Porto Alegre. Ela passou por uma cirurgia na última sexta-feira (28) e teve um problema com o dreno que estava usando. Com isso, a loira pegou uma infecção e passou por um novo procedimento na noite do último domingo (30). A previsão inicial é que ela fique internada por 15 dias no local. "A Andressa passou muito mal ontem após a primeira cirurgia. Ela teve que voltar ao hospital e eles disseram que o dreno fechou e o hidrogel causou um infecção. Andressa passou por uma nova cirurgia à noite e está na UTI", informou a assessoria da modelo ao Ego.

Comente agora
01
Dez
Veja 2 receitas de sucos detox saborosos e muito nutritivos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:17h

Os sucos detox são ótimas alternativas para ajudar a limpas o organismo, principalmente depois de um exagero na alimentação. Além de retirar toxinas, ele também ajuda a emagrecer e aumenta a imunidade do corpo. Por ser feito apenas com ingredientes naturais, eles quase não têm contraindicações, mas o ideal é que sejam consumidos entre 200 e 250 ml da bebida por dia, para evitar a sobrecarga de fibra no organismo. O CicloVivo separou duas receitas simples, saborosas e econômicas que podem ser feitas em casa e com poucos ingredientes. Veja abaixo:

Laranja e Maçã

Ingredientes:

  • -- 2 laranjas;
  • -- 4 cenouras;
  • -- 1 pedaço de gengibre;
  • -- 1 maçã;
  • -- Suco de 1 limão;

-- Um litro de água ou água de coco.

Comente agora
01
Dez
Números de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS cresce em S. A. de Jesus e região
Postado por: Samile Macêdo / 15:02h

Nesta segunda-feira, 1º de Dezembro no mundo inteiro se comemora a luta contra a AIDS, doença sexualmente transmissível que tem ceifado milhares de vidas. A nível municipal, em Santo Antônio de Jesus, foi promovida na Rua Renato Machado, uma feira de saúde que tem como ponto central oferecer ajuda médica e esclarecimentos à população. Oade Souza, que faz parte da Secretaria de Saúde e programa DST/AIDS na cidade santoantoniense, foi entrevistada pela rádio Recôncavo FM nesta tarde para falar sobre o crescente número de portadores do vírus HIV em Santo Antônio de Jesus, causador da AIDS e o evento promovido no combate a essa enfermidade. Segundo Oade, na Praça Renato Machado está sendo oferecidos testes gratuitos do HIV com resultados dentro de vinte minutos “e não vai ser só hoje. Em 10 Unidades de Saúde pode se fazer o exame rapidamente e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que se localiza dentro da policlínica se faz avaliações para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) como HIV, Sífilis e HTLV”, relata.  

Métodos para controlar a AIDS - A respeito do controle da doença no município, a profissional de saúde conta que está sempre em busca de métodos para ampliar o diagnóstico promovendo ações de prevenção a fim de controlar a cadeia epidemiológica do vírus. “Estamos dando mais assistência aos portadores do vírus através do CTA/SAE onde contamos com psicólogos, pediatras, assistentes sociais e farmacêuticos que também ajudam as pessoas que contraíram as hepatites B e C. Temos também feito campanhas nas Unidades de Saúde para incentivar o uso de preservativos e alertando que atualmente não existe um grupo específico de risco para a AIDS, pois desde quando a relação sexual é feita sem o uso do preservativo, ou é tido contato com o sangue de um portador através de um ferimento, entra em suscetibilidade com o risco”, declara.

Comente agora
01
Dez
Tony Tornado está internado em UTI de Florianópolis
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:58h

Tony Tornado está internado na UTI do Hospital de Caridade, em Florianópolis, Santa Catarina. No último sábado (29), o cantor e ator passou por uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril. Tony mora no Rio de Janeiro, mas teria optado pelo tratamento médico em Florianópolis por indicação de um amigo pessoal, segundo informações do 'Uol'. Segundo informações do hospital, a cirurgia correu bem, mas não há, ainda, previsão de alta. Um boletim médico deve ser divulgado nesta segunda-feira (1). Tony ficou conhecido na década de 1970, quando começou a fazer participações em filmes e novelas. De lá para cá já foram mais de 25 trabalhos no cinema e 38 personagens para a televisão. O último trabalho dele na telinha foi na novela 'Amor Eterno Amor' em 2012, na qual interpertou o personagem Antônio. (Ibahia)

Comente agora
01
Dez
Anvisa atualiza lista de antibióticos com venda controlada
Postado por: Letícia Oliveira / 10:17h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (1º) no Diário Oficial da União, atualiza a lista de antibióticos com venda controlada no país. Integra a lista um total de 128 medicamentos com registro na agência. Os antibióticos ou antimicrobianos, segundo a Anvisa, correspondem a uma classe de fármacos que é consumida frequentemente em hospitais e na comunidade. Entretanto, o uso excessivo desse tipo de medicamento está associado à seleção de cepas de bactérias resistentes e também a eventos adversos, elevação dos custos e de óbitos. As alterações na lista de antibióticos com venda controlada entram em vigor no prazo de 15 dias. (Agência Brasil)

Comente agora
01
Dez
Casos de Aids entre jovens aumentam mais de 50% em 6 anos no Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:03h

Segunda-feira (1º) é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma doença que infelizmente ainda precisa ser lembrada. O doutor Dráuzio Varella explica porque a Aids voltou a assustar e preocupar: “Houve um aumento absurdo dos casos de Aids entre os jovens nos últimos anos. Neste sentido, o Brasil vai na contramão do que acontece em outras partes do mundo”, afirma. O aumento é de mais de 50% em seis anos. “O principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. Acham que hoje ninguém mais morre de Aids, que se pegar o vírus é só tomar remédio e está tudo bem. Está tudo bem, não. É uma doença grave. Vai ter que tomar remédio a vida inteira. A Aids é uma doença grave, que causa sofrimento e não tem cura”, alerta. “Quando eu saio à noite eu quero me divertir, me alegrar, distrair a mente um pouco”, conta um jovem.

Sábado à noite, Ivan, Guilherme e Edson saem para a balada. A cena é comum em qualquer cidade do Brasil e do mundo. Ruas, bares e boates lotadas de jovens. “Noitada perfeita é isso: bebida, amigos e mulher”, diz um jovem.

Comente agora
01
Dez
Estratégias de combate ao HIV devem ter jovens como foco, diz Unaids
Postado por: Letícia Oliveira / 07:44h

Para combater de forma eficiente a aids no Brasil e no mundo é preciso ter estratégias que tenham como público-alvo os jovens. Na avaliação da diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, a juventude atual representa o núcleo de resposta para conter a doença. “O jovem de hoje não viu a epidemia de 30 anos atrás. As mensagens têm que ser adaptadas – não somente à faixa etária, mas às diferenças da sociedade hoje”, disse. Em entrevista à Agência Brasil, Georgiana destacou que é preciso desenvolver estratégias que levem o jovem a agir de forma responsável dentro de sua própria sexualidade. Para a diretora, é preciso acabar com o que chama de hipocrisia em torno do diálogo sobre sexo e do medo de que a conversa incentive o sexo mais cedo entre os mais novos. Outra aposta das Nações Unidas é criar uma espécie de cultura do teste rápido, fazendo com que a testagem passe a ser um hábito e não uma medida a ser tomada apenas após a exposição a uma situação de risco.

Comente agora
30
Nov
Pelé melhora e médicos suspendem hemodiálise até segunda-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:51h

Em boletim médico divulgado na manhã deste domingo (30) pelo Hospital Albert Einstein, a hemodiálise que Pelé vinha fazendo foi suspensa até segunda-feira (1). O ex-jogador passará por uma reavaliação para determinar se há ou não necessidade de retomar o procedimento. Ainda de acordo com o boletim, Pelé "continua sob cuidados na unidade de terapia intensiva. Está lúcido e estável." As informações divulgadas pelo hospital comprovam que Pelé vem reagindo bem ao tratamento. Ele está lúcido e conversando com as pessoas próximas. Dessa forma, aumenta a expectativa de que o ex-jogador deixe a UTI. Pelé está internado desde a última segunda-feira, em virtude de uma infecção urinária surgida após uma operação para retirada de pedras no rim. (G1)

Comente agora
30
Nov
Cientistas criam soro para reduzir mortalidade de feridos em combate
Postado por: Samile Macêdo / 12:08h

Cientistas australianos criaram um soro que aumenta as chances de sobrevivência dos soldados gravemente feridos no campo de batalha, anunciou Geoffrey Dobson, da Universidade James Cook. O soro, que utiliza uma droga chamada "adenocaína" (combinação de lidocaína, adenosina e magnésio), aumenta as possibilidades de sobrevivência ao elevar a pressão arterial das vítimas nos primeiros minutos após o ferimento. "No total, 87% das mortes acontecem nos 30 primeiros minutos consecutivos ao ferimento, antes que os soldados possam chegar a um hospital de campanha", explicou Dobson, que criou o soro ao lado do sócio Hayley Letson. "Quase 25% das vítimas poderiam sobreviver, potencialmente, caso os testes clínicos confirmem a eficácia", disse Dobson. A pressão dos feridos não deve ser muito elevada nem baixa em demasia para evitar os riscos da perda adicional de sangue, explicou. O tratamento desperta interesse porque a dose de soro necessária para estabilizar a pressão é ínfima e tem efeito em um segundo, afirmou o australiano. O tratamento foi testado em ratos e porcos, segundo os cientistas, que informaram que o exército americano vai realizar testes clínicos. (MSN)

Comente agora
30
Nov
Confira a lista com 9 razões ocultas para a dor de cabeça que você sente
Postado por: Samile Macêdo / 10:33h

Nove em cada dez pessoas sofre de dores de cabeça. Os dados da Organização Mundial da Saúde mostram que as cefaleias são comuns na vida de muitas pessoas e há diferentes causas para este tipo de problema. De qualquer forma é bom ter olho vivo, para descobrir se há alguma relação entre a dor de cabeça e outros tipos de problema. É bom procurar um médico. “A automedicação não é recomendada, pois pode ocultar problemas mais sérios. No caso de cefaleias frequentes ou atípicas (as que se apresentam com um padrão de dor diferentemente do usual), deve-se procurar um neurologista para investigação diagnóstica e correta orientação", afirma Rubens Gagliardi, professor titular de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Veja abaixo 9 razões ocultas para a dor de cabeça:

1 - Fome: após muito tempo em jejum, cai o açúcar do sangue o que causa hipoglicemia.

2 - Sono: o cansaço gerado pela privação de sono comprime os músculos causando a dor de cabeça.

3 - Estresse: a descarga de adrenalina pode causar dor de cabeça. 

Comente agora
30
Nov
Cinetose é a causa de enjoos durante longas viagens; Veja como amenizar os sintomas
Postado por: Samile Macêdo / 09:08h

É comum as pessoas sofrerem de náuseas, tonturas e até vômitos em viagens de carro, navio, barco ou avião. O que poucos sabem é que essas complicações têm nome e tratamento específico e são causadas por solavancos, acelerações, desacelerações e movimentações rítmicas ou bruscas que acontecem durante a viagem. Especialistas no assunto que explicaram por que a cinetose, ou Mal do Movimento, ocorre e como tratá-la.

Por que as pessoas enjoam? - O neurocirurgião do Grupo de Colunas do Hospital das Clínicas Alexandre Meluzzi explica que o órgão responsável pelo movimento é uma extensão no nosso sistema auditivo e possui uma estrutura chamada vestíbulo, popularmente conhecida como labirinto. Esse órgão tem três canais em formato de semicírculo, todos preenchidos com um líquido viscoso denominado endolinfa. O interior desses canais é revestido por células com diversos cílios ligadas a terminações nervosas, que estão em contato com nosso sistema nervoso central. Os movimentos que nossa cabeça sofre durante as viagens provocam o deslocamento desse líquido, desviando os cílios e gerando impulsos elétricos que chegam até o sistema nervoso central. Nosso sistema nervoso, por sua vez, responde a esses impulsos com a sensação de náusea, podendo a pessoa sofrer enjoos e vômitos. Os especialistas chamam isso de "vestibulopatia" temporária, cinetose ou Mal do movimento.

Comente agora
30
Nov
Passar frio pode emagrecer mais que fazer exercícios, indica pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 02:48h

Para aqueles que gostam de sentir frio, uma pesquisa realizada pelo Instituto Garvan de Pesquisa Médica, na Austrália, trouxe uma boa notícia: passar frio pode emagrecer mais que fazer exercícios físicos. O estudo, liderado pelo endocrinologista Paul Lee, expôs ao frio alguns voluntários por um tempo de até 15 minutos, e depois pediram que essas mesmas pessoas se exercitassem em uma bicicleta ergométrica por uma hora. E, depois de uma análise de hormônio, os pesquisadores descobriram que as duas atividades consumiram a mesma quantidade de calorias. Ou seja: vale mais a pena passar 15 minutos de frio que 60 minutos em uma bicicleta. A pesquisa explica o por quê: quando expostos ao frio, a gordura e o músculo se comunicam com hormônios que transformam a gordura branca em marrom. E, a gordura marrom, para gerar calor, acaba queimando mais calorias – uma reação natural para o corpo se aquecer.

Comente agora
29
Nov
Filho de Pelé diz que ex-jogador deve estar em casa até o fim da próxima semana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:48h

Ao sair do hospital Albert Einstein, onde o pai está hospedado, o filho do ex-jogador Pelé Edinho declarou à Folha de S. Paulo que o pai se recupera bem, e ficou feliz ao revê-lo numa melhor situação. "Estou muito feliz, muito aliviado, pois ele está com aspecto muito bom. Eu ainda não tinha o visto nesta segunda internação e estou muito satisfeito e feliz de ver que ele está se recuperando bem", disse. Edinho contou também que o pai deve ter alta no final da semana que vem. "Ele está sendo acompanhado de hora em hora e o caminho é cada vez mais tirar medicações e aparelhos. Ainda não há previsão de alta, mas acredito que a até o final da semana que vem ele já deve estar em casa", completou. (Metro1)

Comente agora
29
Nov
Suco de cereja ajuda no combate à insônia
Postado por: Samile Macêdo / 17:34h

A cereja é uma das "frutas vermelhas" mais consumidas no nosso dia a dia. Muita usada para quebrar o doce excessivo das sobremesas, ela está presente em bolos, sorvetes e, até mesmo, em sanduíches. Se para alguns ela não passa de um enfeite, para os mais ligados em questões de saúde ela é uma aliada da boa forma e no combate ao envelhecimento precoce e à insônia. De acordo com cientistas da Universidade Northumbria, no Reino Unido, beber suco concentrado de cereja pode aumentar a duração e a qualidade do sono. Para chegar ao resultado foram oferecidos 30 mililitros da bebida ou um suco de mentirinha a 20 voluntários, duas vezes ao dia, por uma semana. Ao final do período, os pesquisadores notaram que o grupo do refresco de cereja teve um aumento de aproximadamente 15% nas taxas de melatonina, hormônio que faz a gente cair no sono. "Agora estamos investigando as aplicações da bebida no tratamento de inflamações e na recuperação após exercícios extenuantes", conta Glyn Howatson, líder do trabalho.

A insônia - A insônia é um mal que atinge grande parte da população mundial e se manifesta de várias maneiras: quando a pessoa não consegue dormir, pessoas que acordam muitas vezes durante o sono ou pessoas que acordam muito cedo. Suas causas podem ser problemas emocionais, depressão, ansiedade e vários outros fatores. 

Comente agora
29
Nov
Projeto social faz cirurgia de correção de orelha com 70% de desconto
Postado por: Samile Macêdo / 16:54h

Cirurgias de correção de "orelha em abano", que normalmente custam entre R$ 6 mil e R$ 10 mil nas clínicas particulares, poderão ser feitas em Salvador por R$ 1.650, através do Projeto Orelhinha, que realiza às 10h da próxima quinta-feira (4), no Salvador Trade Center, localizado na Av. Tancredo Neves, o segundo mutirão de consultas na capital baiana. Na ocasião, a ONG espera atender cerca de 300 pacientes. Para participar é preciso fazer um cadastro através do site da organização ou ligar para a central de atendimento, nos telefones 4062-0607 (capitais e região metropolitana) e 0800 718 7804 (demais cidades). A inciativa atende pessoas a partir de sete anos de idade, de todas as classes sociais. Em Salvador, 70 pessoas da capital e do interior já realizaram a cirurgia, em quatro meses de atuação da ONG no estado. As otoplastias são realizadas pelo cirurgião plástico Marcelo Assis, fundador do projeto que tem o objetivo de, através da operação, reduzir os casos de bullying nas escolas e ambientes de trabalho. O valor pago pelos pacientes é referente ao custo de material, estrutura hospitalar e pessoal de apoio. (G1)

Comente agora
29
Nov
Estresse pode causar ou agravar quadro de arritmia cardíaca
Postado por: Samile Macêdo / 14:48h

Arritmias cardíacas são qualquer variação do ritmo ou frequência cardíaca. Cada batimento cardíaco é causado por um impulso elétrico que percorre todo o músculo, "forçando" este a diminuir de tamanho. No coração isso serve para impulsionar sangue. Considerando que o sangue chega ate o coração proveniente de todo o corpo de forma regular, e que tudo que chega ate o coração deve seguir em frente, vemos como acontecem os sintomas da arritmia. Se um batimento chega antes do tempo, ele vai empurrar menos sangue para o corpo (cérebro, rins e músculos). O batimento que segue, se esperar o tempo certo de bater, vai acumular o sangue que não saiu no anterior (por que este não tinha chegado) junto com a quantidade habitual fora da arritmia. Nesse caso o paciente vai sentir um pulo no peito ou na garganta. Se a arritmia for rápida demais, o sangue não vai conseguir ser empurrado a tempo e vai acumular nos pulmões e às vezes nas pernas também. Se o coração estiver muito lento, o espaço entre uma batida e outra vai ser tão grande que a pressão dentro da aorta vai subir e descer gradualmente e em tanta quantidade que vai gerar cansaço: não tem fluxo pra chegar até os dedinhos ou até o cérebro. Então síncope, palpitações ou falta de ar podem ser causados por arritmias. Ainda que a maioria seja benigna, algumas podem levar à morte.

Comente agora
29
Nov
Bebê aguarda há quase dois meses por cirurgia no coração, na Bahia
Postado por: Samile Macêdo / 13:58h

Quase dois meses depois de ter sido diagnosticado com uma doença grave no coração, um bebê nascido em 22 de setembro, na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, ainda aguarda pela cirurgia que pode salvar a vida dele. O problema é que a operação não é feita em nenhum hospital baiano, e o menino espera por transferência para uma unidade em Curitiba. Há dez dias Samuel está na UTI neonatal de uma maternidade do bairro do Pau Miúdo, em Salvador. A mãe dele conta que o estado de saúde da criança está piorando. “Quando ele chegou aqui, ainda respirava sozinho, mas com o tempo ele começou a usar o oxigênio e agora foi entubado”, revela Sayonara Santos. Os médicos que cuidavam de Samuel diagnosticaram a doença no coração quando ele tinha dez dias de nascido, e recomendaram uma cirurgia para a reconstrução da aorta. Como a operação não é feita na Bahia, a família do menino procurou o Ministério Público para garantir a transferência do bebê para um centro especializado.

Comente agora
29
Nov
Cai mortalidade por câncer no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:02h
O número de pessoas com câncer no Brasil caiu na última década. Dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que no período de 2003 a 2012 a redução foi 0,53% entre os homens e 0,37% entre as mulheres. O calculo foi feito com base nas taxas de mortes por 100 mil pessoas a cada ano. Segundo o Inca,  as regiões que mais conseguiram conter os diferentes tipos de câncer foram o Sudeste, o Sul e o Centro-oeste. Por outro lado, a taxa de mortalidade no Norte e Nordeste aumentou. O instituto atribui a subida à melhora na coleta de dados. Os tipos de câncer que mais levam à morte no Brasil continuam sendo os de traqueia, brônquio e pulmão; estômago, cólon e reto ( conhecido por câncer de intestino), próstata, mama, além de câncer de colo de útero.As informações são da Agência Brasil.
Comente agora
29
Nov
'Pelé está lúcido, conversando', diz boletim médico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:15h

Um novo boletim médico sobre o estado de saúde de Pelé foi divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einsten na manhã deste sábado, 29. O comunicado informa que o ex-jogador está lúcido e conversando.

Leia na íntegra:

O paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) apresenta boa evolução e segue sob cuidados na unidade de terapia intensiva em tratamento temporário de suporte renal (hemodiafiltração veno-venosa contínua). Está lúcido, conversando, e estável do ponto de vista hemodinâmico e respiratório. Não houve alteração da antibioticoterapia. Todas as culturas colhidas (sangue e urina) estão negativas. O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação. Na quinta, 27, Flávia Christina Kurtz Vieira de Carvalho, uma das filha de Pelé, falou rapidamente ao Ego sobre o estado de saúde do pai. "Ele está internado por precaução. Já fui visitá-lo, ele está rindo, está ótimo, está tudo bem", afirmou.

Comente agora
29
Nov
Chá branco é poderoso antioxidante e melhora o humor
Postado por: Samile Macêdo / 08:17h

O chá branco é oriundo da planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá preto. Esta bebida se destaca pela forte ação antioxidante, principalmente porque possui grandes quantidades de catequinas, um tipo de polifenol. Por isso, ele é importante para a prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas e tem ação anti-inflamatória. Veja abaixo os nutrientes, benefícios e contraindicações que essa bebida possui:

Nutrientes - O chá branco se destaca por sua ação antioxidante. Isto ocorre devido às catequinas presentes em grandes quantidades neste chá. Estudos realizados no College of Health and Human Science, nos Estados Unidos, mostraram que o chá branco possui níveis mais altos de catequinas em relação a outros chás. As catequinas são polifenóis e potentes antioxidantes. Assim, elas ajudam a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, tem ação anti-inflamatória e protege o fígado. Outra substância presente no chá branco é a L-teanina. Trata-se de um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.

Comente agora
29
Nov
Cai mortalidade por câncer no Brasil
Postado por: Samile Macêdo / 07:03h

O número de pessoas com câncer no Brasil caiu na última década. Dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que no período de 2003 a 2012 a redução foi 0,53% entre os homens e 0,37% entre as mulheres. O calculo foi feito com base nas taxas de mortes por 100 mil pessoas a cada ano. Segundo o Inca, as regiões que mais conseguiram conter os diferentes tipos de câncer foram o Sudeste, o Sul e o Centro-oeste. Por outro lado, a taxa de mortalidade no Norte e Nordeste aumentou. O instituto atribui a subida à melhora na coleta de dados. Os tipos de câncer que mais levam à morte no Brasil continuam sendo os de traqueia, brônquio e pulmão; estômago, cólon e reto ( conhecido por câncer de intestino), próstata, mama, além de câncer de colo de útero. (Aratu)

Comente agora
28
Nov
Campanha de vacinação contra febre aftosa termina neste domingo
Postado por: Anacley Souza / 21:50h

Termina nesta domingo (30) o prazo para vacinação contra a febre aftosa em toda a Bahia. Conforme a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), nesta segunda etapa da vacinação de 2014, apenas os bovinos e bubalinos com até 24 meses precisam ser imunizados. Além disso, os criadores têm até o dia 15 de dezembro para realizar a declaração, com informações sobre os animais que possuem, nos escritórios da Adab. Segundo o órgão, 160 mil produtores ainda estão com a declaração pendente. Até o momento, a regional de Teixeira de Freitas registra o maior índice de vacinação, com aproximadamente 42% dos bovídeos já vacinados e declarados. O município, na região sul da Bahia, é detentor do maior rebanho do estado, com 1.610.456 bovídeos. Após o dia 30 de novembro, o pecuarista que não vacinou seus animais terá de solicitar autorização para aquisição de vacinas nas revendas autorizadas pela Adab. Além disso, será autuado por não vacinar dentro do prazo estabelecido e poderá pagar multa. As revendas só podem comercializar a vacina contra febre aftosa mediante apresentação da autorização emitida pela ADAB. Para comprovar a imunização do rebanho o produtor deve se dirigir até um dos escritórios da Adab e apresentar a nota fiscal das vacinas aplicadas. Os pecuaristas que só possuem animais com idade acima de 24 meses estão dispensados da vacinação, mas é preciso informar ao órgão a quantidade de animais existentes nas propriedade. (G1)

Comente agora
28
Nov
Refeiçãona hora certa reduz risco de sobrepeso e até obesidade
Postado por: Anacley Souza / 19:40h

Evidências científicas correlacionam o consumo habitual de café da manhã a baixo risco de sobrepeso e obesidade, melhora na capacidade de aprendizagem e performance esportiva. Na atualidade, porém, a diminuição do consumo desta refeição é observada como mudança no nosso comportamento alimentar. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, esta refeição deve ter variados tipos de alimentos e atender a 25% das calorias totais da dieta. As principais refeições da população devem ser café da manhã, almoço e jantar, acresci da de pequenos lanches. Um trabalho científico realizado por Trancoso e colaboradores (2010-Revista de Nutrição), através de revisão de estudos na literatura, identificou que o perfil dos consumidores frequentes do café da manhã é de não fumantes, praticantes de atividade física, indivíduos que controlam o peso e que não fazem uso frequente de álcool. Ou seja, há uma relação positiva entre o consumo de café da manhã e um estilo de vida saudável. A realização desta refeição é mais frequente em adultos (18-60 anos). Homens negligenciam mais do que mulheres e apresentam maior tolerância ao jejum. Entre adolescentes, é a refeição mais negligenciada com justificativas de falta de tempo/correria ou pela realização de dietas restritivas que suprimem esta refeição.

Comente agora
28
Nov
Campanha contra pólio é prorrogada até o dia 12 de dezembro
Postado por: Anacley Souza / 18:28h

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que terminaria nesta sexta-feira (28), foi prorrogada em Salvador por mais duas semanas. Com isso, a vacina estará disponível nos postos de saúde da capital baiana até o dia 12 de dezembro. A campanha é para vacinar crianças de seis meses a cinco anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 42% das crianças de Salvador ainda não foram imunizadas. De acordo com a chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, o prazo foi estendido para que a meta de imunizar pelo menos 95% das 156.066 mil crianças residentes no município seja cumprida. A vacina contra a pólio pode ser encontrada em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), ainda não tem informações sobre a prorrogação da campanha de vacinação no interior do estado.

Comente agora
28
Nov
Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:20h

Morreu aos 85 anos Roberto Gomez Bolaños, criador dos seriados Chaves e Chapolin, disse nesta sexta-feira (28) a rede de TV Televisa. A emissora mexicana foi a responsável pela produção dos programas do humorista. Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele é “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia. “Mas é um homem forte, que não perde o senso de humor”, disse o parente, que preferiu não se identificar. Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em Espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série. "Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter o ator Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga.

Comente agora
28
Nov
Goji berry tem ação antioxidante e anti-inflamatória
Postado por: Samile Macêdo / 18:18h

Goji berry é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum. Ao goji berry são atribuídas muitas propriedades medicinais, pois é uma fruta rica em aminoácidos e vitaminas. A planta é originária das montanhas do Tibete. Veja a seguir uma lista de características e benefícios de consumir essa fruta:

Nutrientes - Algumas de suas características são: contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito "essenciais", que não são produzidos em nosso corpo. Contém 21 minerais, incluindo germânio, considerado em estudos como tendo atividade anticancerígena. Contém carotenoides antioxidantes, incluindo betacaroteno e zeaxantina, protetor dos olhos. O goji berry é a maior fonte de carotenoides conhecida na natureza. Apresenta em sua composição nutricional 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja em relação à vitamina C. Também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6, o que justifica o consumo diário de goji berry, uma vez que sua ingestão por meio do alimento é muito mais eficiente e biodisponível para o organismo do que a realizada em forma de suplementos. Conta com beta-sisterol, com função anti-inflamatória, ajuda equilibrar os níveis de colesterol, pode ser usado no tratamento de impotência sexual e atua na prevenção de doenças da próstata. Ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Possui cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. Conta com fisalina, usado nos transtornos causados pela hepatite B.

Comente agora
28
Nov
Cientistas testam pílula que prolongaria vida até 120 anos
Postado por: Samile Macêdo / 17:00h

Imagine poder adiar o envelhecimento e prolongar a vida até 120 anos. Parece ficção, mas é o que os cientistas da Universidade Estadual de Moscou, Rússia, estão testando. Um novo tipo de antioxidante teria impacto sobre as mitocôndrias, parte das células responsável pela produção de energia e ligada ao envelhecimento. Os dados são do jornal Daily Mail. agine poder adiar o envelhecimento e prolongar a vida até 120 anos. Parece ficção, mas é o que os cientistas da Universidade Estadual de Moscou, Rússia, estão testando. Um novo tipo de antioxidante teria impacto sobre as mitocôndrias, parte das células responsável pela produção de energia e ligada ao envelhecimento. Testes com a nova fórmula estão sendo realizados em ratos, peixes e cães. Até agora, os resultados não indicaram um aumento significativo no tempo de vida, apenas um atraso no início do envelhecimento. “Muitas doenças do envelhecimento se desenvolvem muito mais lentamente”, disse o pesquisador Maxim Skulachev.“As mitocôndrias são responsabilizadas por ataques cardíacos e estão ligadas a doenças como Alzheimer e Parkinson”, explicou Skulachev. “Se verificar que as doenças se desenvolvem mais lentamente, a nossa ideia para combater o envelhecimento por meio da mitocôndria é o caminho certo. Será possível adiar a velhice”, completou. O pesquisador enfatizou que não acredita em expectativa de vida muito maior, como 800 anos, por exemplo. “Muito provavelmente alguma nova doença vai surgir, vamos dizer que é uma doença típica dos 120 anos. Esse foi o caso do câncer, que era uma doença rara quando povos antigos morriam muito mais jovens.” (Terra)

Comente agora
28
Nov
Hospital da Criança treina funcionários sobre a febre chikungunya
Postado por: Letícia Oliveira / 16:07h

Um treinamento sobre a febre chikungunya foi realizado no Hospital Estadual da Criança (HEC)  para capacitar os profissionais de Enfermagem. Dividido em quatro dias, objetivando abarcar a maior quantidade possível de participantes, o primeiro treinamento aconteceu na quinta-feira (20); os demais aconteceram na segunda-feira (24), na terça-feira (25) e nesta sexta-feira (28). A responsável pelo treinamento é a enfermeira, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e sanitarista da Vigilância Epidemiológica do município, Maricelia Maia de Lima. “Neste momento, uma das principais ações que podem ser realizadas em relação à febre chikungunya é a capacitação dos profissionais de saúde. Portanto, considero a iniciativa do HEC de fundamental importância para o enfrentamento desta doença”, afirma Maricelia Maia. Durante o treinamento foram abordados vários assuntos relacionados à febre chikungunya, dentre eles o manejo clínico, as estatísticas em Feira de Santana, a prevenção e a importância das notificações pela equipe de Enfermagem da unidade hospitalar. (Aratu)

Comente agora
28
Nov
Especialista tira dúvidas quanto aos efeitos do sol na saúde dos seus olhos
Postado por: Samile Macêdo / 13:45h

O médico oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, alerta que a exposição aos altos índices de raio ultravioleta é fator de alto risco para degeneração macular – doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico. Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio. Vale lembrar a importância dos óculos de sol de boa procedência, que têm proteção UVA e UVB, além de tratamento nas lentes. A seguir, o especialista tira algumas dúvidas importantes sobre o assunto:

1. Que danos a luz solar e a artificial provocam nos olhos?“Os danos provocados pelo sol são cumulativos e esse descuido pode levar a doenças degenerativas da retina e até mesmo provocar queimaduras na córnea, por exemplo. Vários estudos comprovam que a exposição excessiva aos raios ultravioleta está relacionada a um risco maior para desenvolver certos tipos de catarata – doença em que o cristalino vai ficando cada vez mais opaco e leva à perda de visão progressiva e de qualidade de vida. Outra doença diretamente relacionada à exposição ao sol sem proteção é o pterígio – que é um tecido que cresce sobre a córnea, progressivamente, impedindo a visão. Por fim, também a degeneração macular é desencadeada pelas condições descritas e provoca sérios danos à retina.” 

Comente agora
28
Nov
Cuidado com os olhos: alguns remédios podem causar catarata
Postado por: Samile Macêdo / 12:28h

Os medicamentos receitados pelos médicos devem ser tomados segundo o que foi recomendado para que os problemas de saúde sejam sanados. Acontece que, alguns remédios podem deixar os olhos mais sensíveis aos raios UV, aproximando a catarata ou degeneração macular. O que fazer nesse caso? Interromper a medicação é a pior decisão que alguém pode tomar. Se receitados pelo médico, tenha a certeza de que ele pesou os prós e contras e, para preservar a saúde e controlar um problema sério, receitou o fármaco. Quem toma medicamentos que podem causar efeitos nos olhos, no entanto, deve virar amigo do oftalmologista, não esquecendo de visitá-lo periodicamente para fazer um acompanhamento. O que acontece depois da ingestão de certos medicamentos é simples, explica o médico Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier. “Alguns aumentam a sensibilidade à luz solar, como antibióticos à base de eritromicina, alguns antialérgicos à base de benzofenona e prometazina, antiarrítmicos (como o amiodarona), remédios para diabetes e até mesmo alguns anticoncepcionais”, explica. “Eles causam uma reação fotoalérgica em algumas pessoas, que ficam com mais intolerância à luz e passam a absorver mais radiação, por causa de um depósito que acontece nos olhos”. Pode acontecer, então, essa fototoxidade.

Comente agora
28
Nov
Oncocenter: Tire suas dúvidas sobre Ultrassonografia Mamária
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:12h

A ultrassonografia mamária é uma técnica usada para reproduzir imagens transmitidas por um transdutor que emite e reflete ondas sonoras até a mama. É baseada nos mesmos princípios envolvidos no sonar utilizado por morcegos e submarinos. Quando a onda sonora encontra um objeto, ela volta, dando eco. Medindo as ondas do eco é possível determinar a distância do objeto, seu tamanho, forma e consistência (se cheio de líquido, se sólido ou misto). O sistema de ultrassom converte as ondas sonoras, captadas pelo transdutor, que são medidas e mostradas instantaneamente por um computador que cria uma imagem em tempo real no monitor, a qual é interpretada pelo médico. A ultrassonografia mamária exige que se utilize transdutores de alta frequência, (maior que 7,5 MHz) e que o examinador seja experiente, pois sua interpretação depende muito deste fator. A ultrassonografia mamária é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de lesões e para a realização de biópsias com agulhas, pois ela mostra o local da lesão e orienta o médico sobre a área a ser biopsiada. O Estudo Doppler. 

O estudo Doppler consiste de uma técnica ultrassonográfica que avalia o fluxo sanguíneo através dos vasos, podendo ser realizado para avaliar se há vascularização ou não em um nódulo mamário, o que pode, em alguns casos, fornecer informação adicional sobre a natureza do nódulo. Como é feito o exame A paciente se deita de costas, levanta os braços, pousando as mão sob a nuca. Em seguida é aplicado um gel transparente, à base de água, que sai facilmente após o exame, sobre a mama a ser examinada. O gel serve para conduzir o som, garantindo o contato entre a pele e o transdutor, evitando que o ar prejudique a passagem do som.

Comente agora
28
Nov
Pelé tem melhora e está lúcido, mas segue internado na UTI, diz hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:54h

O ex-jogador Pelé, de 74 anos, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, nesta sexta-feira (28). Segundo informações do boletim médico divulgado pelo centro médico nesta manhã, Pelé "está melhor de sua condição clínica" e lúcido. A assessoria do hospital informou, na quinta (27), que Pelé tem infecção abdominal e está fazendo hemodiálise como tratamento de suporte renal, sem necessidade de outras terapias de suporte. Pelé foi levado para a UTI por ser um melhor local para monitoramento do quadro, segundo o hospital. Na quinta-feira ele tinha sido transferido para a unidade de cuidados especiais do hospital. Segundo o primeiro boletim médico, o ex-atleta, que foi internado para tratar de uma infecção urinária, seguia hospitalizado com “instabilidade clínica”. Horas antes da divulgação do boletim, o assessor de Edson Arantes do Nascimento disse ao Globoesporte.com que ele estava bem, recebendo tratamento com antibióticos, e que deveria receber alta entre sexta-feira e sábado.

Comente agora
28
Nov
Hoje é o ultimo dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:44h

Crianças entre seis meses e menores de cinco anos têm até hoje para receber a dose da vacina contra Poliomielite nos postos de saúde de saúde. Para atingir o maior número de crianças imunizadas, equipes de vacinação da secretaria municipal de Saúde serão enviadas a para creches e escolas de toda cidade. Também serão instalados pontos volantes em locais de grande movimentação de pessoas como, shoppings, igrejas e praças, que funcionarão das 08 às 17 horas. Vale lembrar que a vacinação é a única medida de prevenção eficaz para manter as crianças protegidas. Até o momento cerca de 90 mil crianças residentes em Salvador foram protegidos, o que representa uma cobertura de 58%. A meta é imunizar pelo menos 95% do público alvo estimado em 156.066 pessoas no município. Junto com a vacinação contra a Pólio a a SMS está realizando a administração da dose de Vitamina A para os menores de cinco anos, além da campanha de Multivacinação. Profissionais de saúde realizam a verificação da situação vacinal de cada criança e faz a atualização com aplicação das doses contidas no calendário básico que estiverem pendentes. 

Comente agora
28
Nov
Pelé é transferido para UTI e faz hemodiálise em hospital de SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:45h

O ex-jogador Pelé, de 74 anos, apresentou melhora de sua condição clínica, mas seguirá sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, segundo informou o boletim médico divulgado no final da tarde desta quinta-feira (27). Ele está internado no hospital desde segunda-feira (24). Pelé tem infecção abdominal e está fazendo hemodiálise como tratamento de suporte renal, sem necessidade de outras terapias de suporte, de acordo com o comunicado dos médicos. A assessoria do hospital afirmou que Pelé foi levado para a UTI por ser um melhor local para monitoramento do quadro. Mais cedo, ele tinha sido transferido para a unidade de cuidados especiais do hospital. Segundo o primeiro boletim médico, o ex-atleta, que foi internado para tratar de uma infecção urinária, seguia hospitalizado com “instabilidade clínica”. Horas antes da divulgação do boletim, o assessor de Edson Arantes do Nascimento disse ao Globoesporte.com que ele estava bem, recebendo tratamento com antibióticos, e que deveria receber alta entre sexta-feira e sábado. 

Internação: Na segunda-feira, Pelé fez exames de rotina e precisou ser internado após ser constatado que ele estava com a infecção. Na quarta-feira (26), ele recebeu antibióticos por via endovenosa. No dia 12, Pelé foi para o mesmo hospital na capital paulista após se queixar de dores. Os exames mostraram que ele tinha cálculos renais, ureterais e vesicais, o que causa obstrução ao fluxo urinário. Ele foi operado e recebeu alta dois dias depois. Em 2012, Pelé esteve internado no mesmo hospital para uma cirurgia no quadril. No procedimento, foi retirada parte do osso e colocada no lugar uma prótese de titânio e cerâmica. O ex-jogador sentia dores constantes no quadril, ao jogar tênis e até quando caminhava.

Comente agora
27
Nov
6 problemas causados à beleza pelo uso de cigarro e noites mal dormidas
Postado por: Anacley Souza / 19:15h

No mundo, morrem cinco milhões de pessoas todos os anos de doenças relacionadas ao cigarro. Não só fumantes, como pessoas que convivem com eles e acabam respirando a fumaça do cigarro – já que ela contém aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas. Como se não bastasse falar do ‘veneno’ que o fumo representa para a saúde, profissionais especializados em medicina estética alertam para o envelhecimento precoce causado pelo cigarro e para as complicações a que um fumante está sujeito ao se submeter a cirurgias plásticas e procedimentos mais invasivos. “Os fumantes têm doze vezes mais chances de enfrentar complicações durante procedimentos cirúrgicos do que os não fumantes. Além de ser uma droga psicoativa que chega ao cérebro em nove segundos, a nicotina causa dependência e aumenta a liberação de catecolaminas – além de provocar vasoconstrição, acelerar os batimentos cardíacos, causar hipertensão arterial e aumentar as chances da ‘adesividade plaquetária’ responsável pela trombose”, alerta Alieksiéi Carrijo, cirurgião plástico que dirige a clínica Plástica BR, em São Paulo. O especialista afirma que o principal problema entre fumo e cirurgia plástica é que a nicotina compromete bastante a circulação sanguínea, podendo causar desde dificuldades na recuperação, até infecções e cicatrização mais pronunciada.

Comente agora
27
Nov
Quando usar antibióticos para tratar sinusite?
Postado por: Samile Macêdo / 16:52h

Existe uma tendência atual a partir das diretrizes nacionais e internacionais em substituir o termo clássico sinusite por rinossinusite em virtude da dificuldade de se estabelecer limites precisos para os processos inflamatórios que acometem a mucosa do nariz e dos seios paranasais. Os seios da face ou paranasais são cavidades aeradas localizadas na região anterior do cranio que se comunicam com a cavidade nasal através de óstios (orifícios) de ventilação e drenagem. Os seios paranasais recebem o nome de acordo com o osso em que se encontram: seios frontais (na testa), maxilares (região das bochechas), etmoidais (próximo aos olhos) e esfenoidais (só é visualizado internamente). A rinossinusite é definida como um processo inflamatório da mucosa do nariz e dos seios paranasais em que ocorre a presença de entupimento nasal, secreção nasal anterior (é aquela que vai sair pelo nariz) ou posterior (aquela que se aloja na faringe posterior), dor ou pressão facial e ou redução ou perda do olfato. Podem ocorrer sintomas gerais como mal estar e febre (nem sempre está presente), irritação na faringe, laringe e traqueia, dor de garganta, disfonia e tosse.

Comente agora
27
Nov
Estudo sugere inclusão de medicamentos contra o câncer na lista da OMS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:15h

Especialistas brasileiros e de outros países entregaram à Organização Mundial da Saúde (OMS) estudo que sugere a inclusão de mais de 20 medicamentos para tratar o câncer na Lista-Modelo de Medicamentos Essenciais para Adultos (EML) e Crianças (eMLC). Criada há 40 anos, a lista traz um conjunto de fármacos considerados fundamentais e que devem ser oferecidos no sistema público de todos os países. A revisão final, com base nas recomendações do grupo, ocorrerá em abril de 2015. O tema foi tratado na sede da organização em Genebra, na Suíça, na semana passada. O pesquisador Gilberto Lopes, do Centro Paulista de Oncologia da Rede Oncoclínicas do Brasil, foi um dos líderes da força-tarefa que apresentou a lista de medicamentos essenciais. De volta ao Brasil, ele explicou que o trabalho foi desenvolvido durante cerca de um ano por mais de 80 especialistas dos cinco continentes. “A lista está bem defasada, tem mais de dez anos. Então, fizemos um mapa para determinar as doenças mais comuns em relação ao câncer no mundo e os quimioterápicos que têm o maior impacto”, explicou. “Consideramos 22 drogas para os tipos de câncer mais frequentes, como os de pulmão, mama e cólon, e para algumas doenças raras, mas que podem ser curadas ou controladas por vários anos com medicamentos.”  

Comente agora
27
Nov
Pelé é transferido para 'unidade de cuidados especiais' de hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:11h

O ex-jogador Pelé, de 74 anos, foi transferido nesta quinta-feira (27) para a unidade de cuidados especiais do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Segundo boletim médico divulgado no início da tarde, o ex-atleta, que foi internado para tratar de uma infecção urinária, seguia internado com “instabilidade clínica”. O hospital não deu detalhes sobre seu estado de saúde. Horas antes da divulgação do boletim, o assessor de Edson Arantes do Nascimento disse ao Globoesporte.com que ele está bem, recebendo tratamento com antibióticos, e que deve receber alta entre sexta e sábado. Na segunda (24), Pelé fez exames de rotina e precisou ser internado após ser constatado que ele estava com a infecção. Na quarta (26), ele recebeu antibióticos por via endovenosa. No dia 12, Pelé foi para o mesmo hospital na capital paulista após se queixar de dores. Os exames mostraram que ele tinha cálculos renais, ureterais e vesicais, o que causa obstrução ao fluxo urinário. Ele foi operado e recebeu alta dois dias depois. Em 2012, Pelé esteve internado no mesmo hospital para uma cirurgia no quadril. No procedimento, foi retirada parte do osso e colocada no lugar uma prótese de titânio e cerâmica. O ex-jogador sentia dores constantes no quadril, ao jogar tênis e até quando caminhava.

Veja a íntegra do boletim médico:
"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) segue internado com instabilidade clinica. Para receber os melhores cuidados, foi transferido para ser monitorado em uma unidade de cuidados especiais. O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação."

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com