As comentadas


Bom dia , Sábado, 20/12/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

21
Set
Adoçantes podem elevar intolerância à glicose e risco de diabetes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:18h

Longe de ajudar no emagrecimento, adoçantes para bebidas como o café podem aumentar a intolerância à glicose e o risco de diabetes. A conclusão faz parte de um estudo publicado na revista "Nature". Os cientistas descobriram que, ao dar a ratos água misturada com três adoçantes em doses usadas entre humanos, os animais desenvolveram intolerância à glicose em questão de semanas. Isso aconteceu porque as substâncias alteraram o equilíbrio de micróbios do intestino que têm sido associados ao metabolismo. Elas também afetaram a composição e função das bactérias intestinais em um pequeno número de voluntários humanos. Até então, pensava-se que os adoçantes aceleravam o metabolismo e ajudavam no emagrecimento. O estudo ressaltou, porém, que a reação das pessoas aos adoçantes pode variar dependendo do tipo de bactéria que abrigavam. Foram identificadas duas populações diferentes de micróbios intestinais: uma que provocou a intolerância à glicose quando exposta aos edulcorantes, e outra que não. Algumas bactérias também reagiram a adoçantes artificiais através da secreção de substâncias que provocaram uma resposta inflamatória semelhante a uma overdose de açúcar. Os cientistas pediram cautela com os resultados da pesquisa, já que os testes foram feitos em apenas sete voluntários humanos até o momento. No entanto, eles já recomendam que todos evitem o uso exagerado de adoçante. No lugar de bebidas açucaradas, a água. (OGlobo)

Comente agora
21
Set
3 dicas para evitar os alimentos que podem provocar problemas digestivos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:38h

Devido à correria do dia a dia, algumas pessoas ficam mais propensas a desenvolver irritações no aparelho digestivo. Os excessos de alimentos e bebidas consumidos que agridem a mucosa do estômago e predispõe a azia, como comidas de rua, bebidas gaseificadas e alcoólicas, são algumas das principais razões. “O consumo em excesso destes líquidos aumentam a acidez do suco gástrico que podem provocar uma gastrite podendo até levar ao aparecimento de uma úlcera”, alerta o endoscopista Gustavo Andrade de Paulo, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed). Ainda de acordo com o especialista, uma dieta rica em líquidos (água e sucos), legumes, verduras, fibras e frutas é o correto para haver um equilíbrio na flora intestinal. Confira abaixo uma lista com 3 dicas de alimentação para manter a saúde do aparelho digestivo em dia, segundo o endoscopista:

-- É necessário um maior consumo de água. O corpo funciona melhor quando se toma água de forma adequada, cerca de dois litros por dia. A água é fundamental para o funcionamento dos órgãos, no aparelho digestivo, tem grande importância nos intestinos facilitando a digestão e absorção de nutrientes.

Comente agora
21
Set
Missão de emergência contra ebola chega à África na segunda-feira
Postado por: Anacley Souza / 17:07h

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, criou a Missão da ONU para a Resposta de Emergência ao Ebola, e confirmou que as primeiras equipes chegam a Gana amanhã (22). Da capital, Acra, a missão segue para Guiné, Libéria e Serra Leoa, os países mais afetados pelo surto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 mil pessoas foram infectadas e o número de mortos passa de 2,6 mil. O anúncio de Ban Ki-moon foi feito após a Assembleia Geral adotar uma resolução aprovando o estabelecimento da Missão de Emergência. Segundo o secretário-geral, as equipes vão fornecer ajuda operacional a fim de garantir ação rápida para colocar um fim ao surto. A missão tem como objetivo ainda tratar pacientes, garantir serviços essenciais, manter a estabilidade e prevenir que o vírus se espalhe para países ainda não afetados. Ban Ki-moon nomeará um representante especial como chefe da Missão, que vai trabalhar em conjunto com a OMS, países que integram as Nações Unidas, organizações regionais, sociedade civil e setor privado.(Agência Brasil)

Comente agora
21
Set
Laboratórios podem deixar de exigir jejum para exame de sangue
Postado por: Anacley Souza / 15:16h

Laboratórios do país começam, aos poucos, a não exigir mais jejum dos pacientes para a realização da maioria dos exames laboratoriais. Esse assunto foi tema de debate no Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, na semana passada, no Rio e já existem campanhas para informar funcionários, médicos e pacientes sobre a coleta sem restringir a alimentação. O motivo da mudança seriam os avanços tecnológicos e o avanço dos reagentes químicos utilizados nas análises, que afastariam a interferência da alimentação nos resultados dos exames. De acordo com o patologista clínico Luiz Gastão Rosenfeld, diretor de relações institucionais do Delboni Auriemo, somente 5% dos exames do seu laboratório exigem jejum, como os de glicose e triglicérides (tipo de gordura), cujos valores mudam após a refeição. Já os exames de colesterol total, HDL, LDL dosado diretamente, o hemograma e grande parte dos hormônios não exigem mais a restrição. As informações são da Folha de São Paulo.

Comente agora
21
Set
Segundo estudo, beber cerveja todo dia faz bem
Postado por: Anacley Souza / 14:49h

Um estudo espanhol comprovou que tomar uma caneca de cerveja por dia combate diabetes, previne contra hipertensão e evita o ganho de peso. A bebida contém ácido fólico, cálcio, ferro e vitaminas, nutrientes que protegem o sistema cardiovascular, além ter uma baixa graduação alcoólica. Uma das responsáveis pela pesquisa, a médica Rosa Lamuela afirma: “Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca, o mesmo que um café com leite integral”, a pesquisa foi feita em parceria entre o Hospital Clínico de Barcelona, Instituto Carlos III de Madri e a Universidade de Barcelona. Os especialistas também afirmam que a cerveja não provoca aumento de gordura abdominal. Na verdade, a culpa seria dos aperitivos gordurosos que grande parte das pessoas consomem junto com à bebida como frituras e salgadinhos. O estudo ainda indica que mulheres podem beber dois copos pequenos por dia, enquanto para os homens até três copos. No entanto, o hábito deve estar associado a exercícios físicos regulares e uma dieta saudável.

Comente agora
21
Set
Bahia ganha primeiro Centro de Tratamento de Isquemia Crítica dos Membros Inferiores
Postado por: Anacley Souza / 09:56h

O infarto é comumente vinculado ao coração, mas outros órgãos também podem ser acometidos pela enfermidade, a exemplo dos membros inferiores, que agora tem um serviço de tratamento especializado em Salvador. O Centro de Tratamento de Isquemia Crítica dos Membros Inferiores e Pé Diabético, situado no Hospital ProHope (antigo Jaar Andrade), em Cajazeiras VIII, será inaugurado nesta terça-feira (23), como um centro de atendimento de urgências vasculares, além do acompanhamento ambulatorial com ou sem marcação prévia de pacientes com doenças vasculares (varizes, pé diabético, úlceras, etc.). O serviço contará também com um Centro de Tratamentos de Feridas. O funcionamento será 24h, com o objetivo tornar-se um centro de referência de serviços privados da Bahia, para os quadros agudos que acometam os membros inferiores de pacientes diabéticos, hipertensos, dislipidêmicos, tabagistas e com história familiar de eventos arteriais.

Comente agora
20
Set
Computador pode atuar como 'supermédico'
Postado por: Anacley Souza / 16:02h

O supercomputador Watson, da IBM, armazena uma quantidade gigantesca de informações na área de medicina, que incluem artigos de revistas científicas, resultados clínicos, diretrizes médicas e histórico dos pacientes. Quando se faz uma pergunta ao sistema, ele gera hipóteses baseadas na avaliação e cruzamentos de todos esses dados. É um mecanismo de raciocínio parecido com o do ser humano. A diferença é que um médico não teria condições de ler e armazenar em seu cérebro todos os novos dados de pesquisas que são gerados a cada dia. O uso dessa tecnologia para auxiliar médicos no diagnóstico e na tomada de decisões sobre as melhores alternativas de tratamento para cada paciente foi tema de uma apresentação no 1º Fórum Medicina do Amanhã, que acontece nesta sexta-feira (19) e sábado (20) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “O Watson está criando uma nova parceria entre pessoas e computadores, e aumentando a escala de conhecimento e acelerando a expertise humana”, disse Rob Merkel, líder global da área de Saúde e Ciências Biológicas da IBM, durante o evento. Segundo ele, a ferramenta vai possibilitar que os clínicos tenham mais tempo para cuidar de seus pacientes, diminuindo seu trabalho de analisar quantidades enormes de dados.

Comente agora
20
Set
Antidepressivo pode mudar estrutura do cérebro, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 09:21h

Uma única dose do antidepressivo escitalopram (também conhecido pelo comercial de Lexapro) pode mudar a estrutura do cérebro. A mudança nas conexões cerebrais ocorre depois três horas da ingestão do medicamento. Essa é a conclusão de um estudo publicado na quinta-feira no periódico Current Biology. ​ Ressonância magnética revelou que consumo do antidepressivo escitalopram diminuiu a conexão entre as células cerebrais de voluntários. O escitalopram é de uma classe de medicamentos chamada de inibidores seletivos de receptação (SSRI, na sigla em inglês). Esse tipo de remédio ajusta a disponibilidade da serotonina, neurotransmissor que regula o humor, no corpo. Ele diminui a sua reabsorção pelo organismo. O estudo observou 22 pessoas saudáveis, das quais uma parte tomou o medicamento e outra não.

Comente agora
20
Set
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus é considerado o melhor do Recôncavo
Postado por: Anacley Souza / 07:53h

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), administrado pelo Instituto Fernando Filgueiras (IFF), é o melhor hospital público do Recôncavo baiano. É o que aponta a pesquisa de avaliação de satisfação dos usuários dos serviços oferecidos pela unidade, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj), que classificou o hospital com 94% de aprovação. O Regional atende a uma população de 900 mil habitantes, abrangendo 32 municípios do Recôncavo, fora os flutuantes, vindos de outras regiões e até da capital. No interior do Estado, é o único hospital que faz cirurgia de coluna pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos 12 meses foram realizados 220 mil atendimentos e uma média de seis mil cirurgias. A pesquisa ouviu mil pacientes que passaram por atendimento, internações, cirurgias e exames no HRSAJ atendidos de 1o a 15 de setembro. Os usuários foram entrevistados por pesquisadores avaliando a satisfação com o atendimento prestado por médicos e outros profissionais, qualidade das instalações onde o paciente foi internado, acolhimento dado pelo hospital aos pacientes e familiares e tempo de espera para internação, entre outros.

3 comentários
20
Set
Bradesco Saúde e médicos baianos permanecem em desacordo
Postado por: Anacley Souza / 07:45h

Os segurados do Bradesco Saúde, que estão sem atendimento desde o dia 25 de junho, continuam sem uma perspectiva de quando o plano voltará a ser aceito normalmente nas unidades médicas do estado. Em audiência realizada na Justiça do Trabalho na manhã desta sexta-feira, 19, os médicos baianos não entraram em acordo com o Bradesco e uma nova audiência já foi marcada para o dia 5 de novembro. De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), o plano de saúde apresentou uma proposta de reajuste de 40% somente para procedimentos cardiológicos, mas a categoria médica não aceitou, já que esta exige o reajuste para todas as especialidades. No entanto, a assessoria do Bradesco nega que tenha ocorrido a proposta do reajuste exclusivamente à sociedade baiana de Cardiologia na mesa da audiência realizada nesta sexta-feira, 19. Apesar de o caso ser restrito à Bahia, a negociação tem importância nacional. "Esta audiência é histórica", afirmou o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães. "O Brasil todo está esperando um resultado positivo, por isso, não se pode mais protelar o acordo", ressaltou Francisco. A mediação foi feita pela juíza Lita Braid juntamente com o promotor de Justiça do Ministério Público do Trabalho, Pedro Lino, que sugeriu uma nova tentativa de acordo na mesa de conciliação do Ministério Público do Trabalho (MPT). A sugestão foi aceita pelo Sindimed, porém, os advogados do Bradesco disseram que vão consultar a empresa com o envio da proposta.

Comente agora
19
Set
S. A. de Jesus: Segundo Conselheiro, a prefeitura "tirou o corpo fora" em relação a falta de medicamentos no município
Postado por: Anacley Souza / 23:28h

Em entrevista a Recôncavo FM, o Conselheiro de Saúde Municipal, em Santo Antônio de Jesus, Marcos Lessa falou a respeito da saúde publica e da falta de medicação nas Unidades de Saúde. Em 26 de agosto, o diretor da 4ª DIRES, Everaldo Júnior, promoveu um encontro entre entidades ligadas a saúde como o Conselho municipal, a secretaria de saúde da cidade, assim como o defensor público Mauricio Moitinho como representante da justiça, com o diretor de Assistência Básica da Saúde do Estado, Lucas Duarte, que segundo afirmou o entrevistado, assumiria de imediato a coordenação dos repasses e abastecimento de remédios as farmácias, “Duarte, na época, assumiu o compromisso de fornecimento imediato, no entanto ele desapareceu. Ninguém sabe ninguém viu”, disse. Lessa informou que já esteve na 4ª DIRES no intuito de esclarecer esta ausência e cobrar posição do estado diante desta situação e foi informado que não existe um contato direto com o diretor de assistência estadual, “o Everaldo no momento está em férias, e acredito que assim que ele tome conhecimento do que se passa se posicionará”, fala. Segundo Marcos Lessa, na reunião como representante do governo do estado, foi pedido pra que a remessa fosse expedida, que se fizesse uma listagem dos medicamentos faltosos ou aqueles de maior procura como os de uso contínuo, “prontamente atendemos ao pedido acreditando que tudo estaria solucionado mesmo que parcialmente e ficamos a ver navios”, declara.

Prefeitura de SAJ "tirou o corpo fora": Lessa disse que posições estão sendo tomadas para que a situação se inverta e uma delas é entrar com uma ação civil pública junto ao Ministério Público a fim de intimar os município e o estado a regularizar o fornecimento, “a responsabilidade maior é do município, já que este recebe recursos do governo Federal e uma contrapartida de medicamentos vindos do governo estadual e os dois estão se omitindo diante do caso”, acrescentou. Ainda de acordo o conselheiro, o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), tem atendido diversos pacientes com surtos psicóticos devido à falta da medicação continuada, “infelizmente está acontecendo e queremos sensibilizar os responsáveis para que providências sejam tomadas”, revela. Em relação ao posicionamento da secretaria municipal de saúde, Marcos Lessa alegou ainda que o município tirou o corpo fora assim que Lucas Duarte afirmou que o Estado se responsabilizaria, “ele falou mais não cumpriu e a prefeitura é responsável. A administração fez cotação para tomada de preços para cadastro de fornecedores, foi bem sucedido e aguardamos o processo licitatório e isso leva tempo, a população está desassistida”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
2 comentários
19
Set
Selo fiscal nos garrafões de água mineral passará a ser obrigatório para envasadoras a partir de 1º de outubro
Postado por: Anacley Souza / 15:44h

A partir de 1º de outubro, os garrafões de 20 litros de água mineral só poderão sair das envasadoras trazendo no lacre o selo fiscal emitido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), uma garantia de origem que dará ao consumidor maior segurança sobre a qualidade do produto. O selo está sendo adotado, ainda, como uma nova arma no combate à sonegação e à concorrência desleal no setor. As lojas revendedoras poderão comercializar os garrafões sem o selo fiscal até 30 de outubro, para que não tenham prejuízos com produtos em estoque. Vale ressaltar que não haverá custo adicional para as empresas, já que o valor desembolsado por cada selo será utilizado como crédito na quitação do imposto devido pelas empresas. A Sefaz-Ba alerta que, caso a empresa não cumpra com a obrigação, poderá receber multa de R$ 90 por vasilhame irregular. A obrigatoriedade do selo fiscal para o mercado de água mineral em vasilhames de 20 litros já é realidade em outros estados, como Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Comente agora
19
Set
Anvisa interdita lotes de alimentos com pelo de rato e fragmentos de vidro
Postado por: Anacley Souza / 15:21h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (19) a interdição cautelar, por 90 dias, do lote L6 do extrato de tomate da marca Knorr–Elefante, fabricado pela empresa Cargill Agrícola S.A., com sede em Goiânia (GO). O lote tem validade até 21 de maio de 2015 e obteve resultados insatisfatórios de rotulagem e de matéria estranha macroscópica e microscópica. Nas análises, técnicos da Anvisa descobriram fragmentos de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecida, de 1 fragmento em 100g. Também por 90 dias, foi interditado o lote L04501, do alimento Suspiro Duplo, marca Doces Arapongas Prodasa, fabricado por Produtos Alimentícios Arapongas S.A – Prodasa, em Arapongas (PR). Com validade até 28 de novembro de 2014, os resultados foram igualmente insatisfatórios nas análises de rotulagem e de matéria estranha macroscópica e microscópica. Nele, confirmaram a presença de fragmentos de vidro no produto. Nos dois casos, a Anvisa considerou os laudos de análise fiscal emitidos pelo Instituto Octávio Magalhães da Fundação Ezequiel Dias e as notificações feitas pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais. As determinações foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União. A Agência Brasil entrou contato com as empresas Cargill Agrícola e a Prodasa e aguarda posicionamento.

Comente agora
19
Set
Posto vai oferecer testes rápidos de HIV durante Parada Gay de Salvador
Postado por: Anacley Souza / 15:12h

Um posto de coleta para testes rápidos para detecção do HIV vai funcionar ao lado do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, das 10 às 14h do domingo (21), durante a Parada Gay de Salvador. O resultado do exame sai em até 30 minutos. Segundo informações da prefeitura, agentes comunitários da saúde também trabalharão no entorno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas, além de incentivarem o diagnóstico precoce. Os usuários detectados com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a oferta dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

Comente agora
19
Set
Bill Gates promete lançar camisinha ultrafina que aumenta prazer sexual
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:47h

O americano Bill Gates, criador da Microsoft, revelou nesta quinta-feira (18) que em breve lançará outro tipo de produto: um preservativo de última geração, ultrafino, que melhorará o prazer sexual e ajudará a controlar o crescimento da população. Segundo Gates, falta pouco para a obtenção da cam A tecnologia, que envolve um material super leve conhecido como grafeno, foi obtida após um investimento de US$ 100 mil de Gates à Universidade de Manchester, na Inglaterra. Além disso, o mesmo valor foi concedido à Universidade de Oregon, Estados Unidos, para criar um preservativo de poliuretano, que permite envolver o pênis com material com a metade da espessura das camisinhas atuais. De acordo com estudos, os homens que não utilizam o preservativo alegaram que eles reduzem o prazer sexual. "Há materiais tecnológicos que serão capazes de produzir uma barreira muito, muito fina", afirmou Gates em Nova Délhi, na Índia.isinha. (Ibahia)

Comente agora
19
Set
Secretaria confirma cinco casos do vírus chikungunya na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 13:03h

Cinco casos do vírus Chikungunya foram confirmados em moradores da cidade de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (19) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com o órgão, as confirmações foram feitas depois que 16 amostras de pacientes, colhidas em Feira de Santana, foram encaminhadas para análise do Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue: febre, dor de cabeça e nas articulações. Uma professora do Amapá contraiu a doença e relatou ter ficado sem andar durante uma semana. A funcionária pública foi o primeiro caso confirmado de infecção da doença no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS). Sintomas: Entre quatro e oito dias após a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores nas articulações. Outros sintomas, como dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas avermelhadas na pele, fazem com que o quadro seja parecido com o da dengue. A principal diferença são as intensas dores articulares.

Tratamento: Não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la.

Comente agora
19
Set
Mastectomia de Angelina aumentou prevenção ao câncer, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 12:59h

A decisão da atriz Angelina Jolie de divulgar publicamente sua cirurgia de retirada dos seios, chamada de mastectomia preventiva, em maio de 2013, impulsionou o número de mulheres britânicas em busca de testes genéticos para saber se há risco de desenvolver câncer de mama, de acordo com um estudo divulgado nesta sexta-feira (19) pelo periódico "Breast Cancer Research". Jolie, de 39 anos, que se tornou uma ativista pró-direitos humanos, anunciou sua cirurgia dizendo que seu teste sobre mutação do gene BRCA1 havia dado positivo, o que aumentaria significativamente suas chances de ter a doença. Ela disse querer divulgar o caso publicamente para que sua história inspirasse outras mulheres a lutar contra a doença. Pesquisadores estudaram 21 clínicas e centros genéticos regionais e descobriram que havia 4.847 referências para o teste entre junho e julho do ano passado, ante 1.981 no mesmo período de 2012. A pesquisa, chamada “Efeito Angelina”, creditou à aparição da atriz com seu marido Brad Pitt por ajudar a aliviar os temores das mulheres sobre a cirurgia.

Comente agora
19
Set
Ebola: OMS pede manutenção de esforços para barrar epidemia
Postado por: Letícia Oliveira / 12:41h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje (19) que sejam mantidos os esforços para conter a epidemia de ebola na África, após a morte de oito pessoas na Guiné-Conacri, que ensinavam a população a prevenir a doença. “Essas mortes devem ser investigadas, mas não devem impedir o diálogo com as comunidades. Devemos continuar a explicar-lhes o nosso trabalho e a demonstrar empatia pelas vítimas, suas famílias e a comunidade”, disse o médico Pierre Formenty, especialista da OMS para o ebola. “De outro modo, não será possível que nos escutem e não se poderá controlar o surto”, adiantou Formenty, que voltou a Genebra após um mês de trabalho na Libéria para deter a propagação do vírus. O ataque contra a equipe de sensibilização – que incluía pessoal de saúde e jornalistas e cujos corpos foram encontrados nessa quinta-feira (18) – ocorreu em uma aldeia próxima da localidade de Nzerekore, no Sudeste da Guiné-Conacri, onde foi identificado pela primeira vez, em março, o atual surto de ebola.

Comente agora
19
Set
Primavera desperta as flores e as crises de quem sofre com a rinite alérgica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:39h

Com a proximidade da primavera, a Estação das Flores, que se inicia às 23h29 de segunda-feira (22/9) e termina no dia 21 de dezembro para dar lugar ao verão, ocorre um período bonito da natureza que é a polinização, entretanto pode se tornar sufocante para pessoas que possuem alergia ao pólen, apresentando crises de rinite alérgica. A polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos) através dos grãos de pólen (espermatozoides das plantas) que estão localizados nas anteras de uma flor, para o receptor feminino (estigma) de outra flor (da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma. E neste processo há o cheiro forte de flores pelo ar, o que pode afetar quem é alérgico. Entretanto, os baianos, principalmente quem vive em Salvador, não precisam se preocupar porque na Bahia há mais umidade e menos pólen, durante a primavera. A afirmação é do otorrinolaringologista, Otávio Marambaia, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb).

Comente agora
18
Set
Anvisa lança programa para monitorar medicamentos e produtos
Postado por: Anacley Souza / 17:32h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou nesta quinta-feira (18) dois programas de monitoramento da qualidade de medicamentos e produtos para saúde no Brasil. O Programa Nacional de Verificação da Qualidade de Medicamentos (Proveme) e o projeto Monitoramento de Materiais de Uso em Saúde Comercializados no Brasil foram desenvolvidos em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Inicialmente, o Proveme analisará amostras dos medicamentos do Aqui Tem Farmácia Popular e Farmácia Popular. Também serão analisados os notificados, os mais vendidos por unidades e os mais vendidos por faturamento. A estimativa é analisar 5 mil amostras em 18 meses. Os laboratórios serão remunerados por cada laudo apresentado. Os laboratórios parceiros do Proveme são o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), 14 unidades do Laboratório Central de Saúde Pública nos estados e potenciais laboratórios de universidades.

Comente agora
18
Set
Diabetes pode aumentar risco de demência em 50%
Postado por: Anacley Souza / 17:17h

Diabetes pode aumentar o risco de Alzheimer e outros tipos de demência em até 50%, aponta relatório anual sobre a doença divulgado nesta quarta-feira (17) pela ADI (Alzheimer's Disease International), organização internacional que reúne associações atuantes no tema. O informe, lançado por ocasião do Dia Mundial do Alzheimer, celebrado no próximo domingo, ressalta a importância do controle dos fatores de risco evitáveis, geralmente associados aos hábitos de vida. Isso porque, segundo o documento, não é apenas a genética, o envelhecimento e o nível de atividade intelectual que contribuem para o aparecimento da doença. O relatório diz que "o controle da diabete e da hipertensão arterial, assim como medidas que promovam o fim do tabagismo e a redução do risco cardiovascular, têm potencial para reduzir o risco de demência". Coordenadora do ambulatório de demência moderada e avançada do serviço de geriatria do Hospital das Clínicas, Lilian Schafirovits Morillo explica que existem duas frentes de conexão entre diabetes e Alzheimer. "A frente direta é que existem receptores de glicose e insulina em áreas do cérebro responsáveis pela memória

Comente agora
18
Set
Aprovado remédio com ação mais rápida para disfunção erétil
Postado por: Anacley Souza / 16:24h

Um remédio para disfunção erétil que reduz à metade o tempo que os pacientes precisam para tomar o medicamento antes da atividade sexual foi aprovado para venda nos Estados Unidos. O Stendra é o primeiro remédio para disfunção erétil aprovado pela Administração Federal de Drogas e Alimentos dos EUA que pode ser tomado cerca de 15 minutos antes da atividade sexual. O remédio foi aprovado inicialmente em 2012, quando foi indicado para uso 30 minutos antes do sexo. O medicamento, desenvolvido pela Vivus, é comercializado nos Estados Unidos e Canadá pela Auxilium Pharmaceuticals. As ações da Vivus tinham alta de cerca de 13 por cento nesta quinta à tarde. O Viagra, droga para disfunção erétil da Pfizer, pode ser tomado cerca de uma hora antes da atividade sexual. O Vivus, mais conhecido pelo remédio para obesidade Qysmia, possui os direitos comerciais internacionais para desenvolvimento e comercialização do Stendra para uso em casos de disfunção erétil, exceto em alguns países da Ásia na costa do Pacífico. O Sanofi tem uma licença para comercializar o Stendra na África, Oriente Médio, Turquia e na Comunidade de Estados Independentes, incluindo a Rússia. O Stendra, que é vendido como Spedra na União Europeia, está disponível em múltiplas dosagens e pode ser ingerido com ou sem comida e consumo moderado de álcool, disse a empresa nesta quinta-feira. (Agência Brasil)

Comente agora
18
Set
S. A. de Jesus: Cidadão diz que posto de saúde do Benfica está sem médico
Postado por: Anacley Souza / 14:39h

Em contato com a Andaiá FM, o cidadão de prenome Genilton denunciou a falta de médicos na Unidade de Saúde da localidade rural do Benfica em Santo Antônio de Jesus. Segundo relatou, a unidade está sem profissional e o atendimento a pacientes está sendo muito demorado, “nove horas da manhã o posto ainda está fechado e nós ficamos na fila enfrentando sol e chuva”, disse. Ainda de acordo o cidadão, uma unidade de atendimento odontológico oferecido pela unidade foi desativado por conta de um aparelho que nunca foi usado devido a um erro técnico, que de acordo denunciante, a força de energia da região é de voltagem 220 e o aparelho só suporta metade da carga, “o motor da broca é 110, como pode se aqui os aparelhos eletrônicos só funcionam em 220? Isso é uma vergonha”, fala indignado.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
18
Set
Estudo diz que 93% das mães sentem culpa quando não podem amamentar
Postado por: Letícia Oliveira / 10:39h

Uma pesquisa revelou que 93% das mães se sentem culpadas quando não conseguem amamentar os filhos. O levantamento ouviu 13.169 mães e gestantes de nove países, que inclui o Brasil, China, França, Alemanha, Hungria, México, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. As brasileiras são as que mais ficam culpadas quando não dão de mamar. Na Alemanha, apenas 39% das mães relataram que teriam culpa caso não amamentassem. Ainda segundo o estudo, as mães brasileiras apontaram a dor como o principal desafio da amamentação, com 47% das entrevistadas afirmando a percepção. Elas também informaram que o principal medo é o de não conseguir amamentar por tempo suficiente. 

Constrangimento: No quesito constrangimento, as mães brasileiras que consideram a amamentação em público foram 21% das pesquisadas. Já outras 22% afirmaram que amamentar em público é inevitável. Para 55% delas o ato é natural, e 2% responderam que amamentar em público é errado. Quase a totalidade (97%) delas informou que a amamentação é a melhor forma de alimentar os bebês. Informações do G1.

Comente agora
18
Set
Ministério habilita 79 laboratórios na Bahia para detectar câncer
Postado por: Letícia Oliveira / 07:20h
O exame citopatológico, conhecido como papanicolau e que detecta o câncer do colo do útero, será realizado com mais qualidade e segurança. O Ministério da Saúde está habilitando 596 laboratórios em 20 estados brasileiros pela Qualificação Nacional em Citopatologia (QualiCito). Na Bahia, 79 estabelecimentos foram selecionados. A Portaria nº 2.046, que determina as habilitações, foi publicada na última segunda-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU). Confira aqui a lista completa de estabelecimentos por estado. Através desse acompanhamento, será possível detectar, reduzir e corrigir as deficiências do processo de produção nos laboratórios, aperfeiçoando os procedimentos e minimizando a ocorrência de erros no diagnóstico da doença. Com a habilitação, os estabelecimentos terão que seguir nove indicadores de qualidade, dentre eles, o tempo médio de liberação dos exames, que não deve ultrapassar 30 dias a partir da entrada do material.
Comente agora
17
Set
Cientistas implantam gene humano da linguagem em ratos
Postado por: Anacley Souza / 17:38h

Depois de suspeitar, por mais de duas décadas, que existe uma ligação entre o gene Foxp2 e o desenvolvimento da fala e da linguagem nos seres humanos, um grupo de cientistas decidiu implantar o gene em ratos de laboratório, para saber quais reações a alteração genética poderia causar nos animais. As informações são do blog IFL Science. Segundo a publicação, o Foxp2 foi apelidado de "gene da linguagem" e sua falta foi identificada pela primeira vez em uma família que possuía dificuldades na habilidade da fala. Presente em todos os humanos que falam normalmente, ele seria um elemento importante para a aquisição de linguagem. De acordo com os cientistas, os ratos que contaram com a implantação do gene humano desenvolveram maior facilidade e rapidez no aprendizado. Pelo que foi pesquisado, o gene também estaria ligado à memória e teria reforçado a habilidade nos ratos, assim como faz nos humanos.

Comente agora
17
Set
Pediatras adiam paralisação no Hospital Geral Roberto Santos após acordo
Postado por: Anacley Souza / 17:30h

Os pediatras emergencistas do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) decidiram adiar a paralisação prevista para a próxima terça-feira (23). A ação havia sido anunciada na última sexta-feira (12) pelo Sindicato dos Médicos (Sindimed) que reivindicava soluções para a falta de medicamentos, materiais e segurança. Em assembleia realizada na sede da Sindimed na segunda-feira (15), os pediatras firmaram acordo com o chefe de gabiente da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Paulo Barbosa. A secretaria se comprometeu a atender as demandas urgentes dos médicos, que devem aguardar a implementação das propostas. Dentre as reivindicações dos médicos acordadas com a Sesab estão a recomposição das equipes de plantonistas aos sábados e domingos, com quatro pediatras diurnos e três noturnos; a recomposição dos plantonistas das segundas às sextas; a contratação de pediatras substitutos para permitir que os antigos tirem férias e licença prêmio; o encaminhamento das providências para a regularização dos estoques de materiais e medicamentos; correção do déficit de pessoal de enfermagem; e a realização de gestões junto ao comando local da Polícia Militar para melhorar o policiamento e vigilância no setor. Uma nova assembleia já foi marcada para a próxima segunda-feira (22) e se o acordo com a Sesab não for cumprido, os pediatras irão paralisar suas atividades no dia 30 deste mês.

Comente agora
17
Set
Obesidade infantil, o desafio da nossa era
Postado por: Anacley Souza / 14:08h

No passado, criança gordinha era sinônimo de criança saudável. Hoje, a obesidade infantil, como a adulta, é um problema de saúde pública. Quase metade (47,6%) das crianças brasileiras de 5 a 9 anos tem obesidade ou sobrepeso, de acordo com dados do IBGE. Na faixa etária de 10 a 19 anos, um em cada quatro (26,45) está acima do peso. Alimentação inadequada e sedentarismo são os principais vilões da obesidade infantil. Em menos de 5% dos casos, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o excesso de peso se deve a doenças endocrinológicas. Para avaliar se crianças e adolescentes estão acima do peso, médicos se baseiam em um gráfico de índice de massa corpórea (IMC), método que divide o peso pela altura ao quadrado. A análise dos resultados, no entanto, é diferente daquela utilizada para adultos. A criança é considerada com sobrepeso quando seu IMC está acima da média de 85% das crianças saudáveis da mesma idade. Já a obesidade é diagnosticada se o resultado ultrapassa 97% da representação.

Comente agora
17
Set
Unimed assume Camed Vida
Postado por: Anacley Souza / 13:54h

Os 105 mil clientes atuais do plano de saúde Camed Vida a partir do próximo dia 1º de outubro serão vinculados a outra operadora de convênios médicos, a Unimed Norte-Nordeste. A mudança é o resultado de uma negociação entre os planos de saúde chamada de venda da carteira de usuários, da base de clientes, um procedimento autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Até o fim de setembro, correspondências com as carteirinhas da Unimed Norte-Nordeste e informações sobre a mudança chegarão aos atuais clientes da Camed Vida. Não será necessário qualquer tipo de recadastramento. A transferência será automática. A venda envolve apenas o braço comercial da Camed e não mudará em nada o plano de saúde oficial ofertado ao quadro de funcionários do Banco do Nordeste (BNB). Para os servidores federais e seus familiares, o serviço continuará com um tipo de operadora chamado de autogestão, uma entidade sem fins lucrativos com o nome Camed Saúde, diferente da Camed Vida. “Sempre comprometido em manter a transparência, o Grupo Camed informa, por meio deste comunicado, que a carteira de clientes da Camed Vida, sua operadora de medicina de grupo, foi adquirida pela Unimed Norte/Nordeste. A ANS autorizou o processo de venda, cuja data de transferência da carteira está prevista para o dia 1º de outubro de 2014”, informa comunicado da Camed Vida.

Comente agora
17
Set
Anvisa determina interdição de lote de tintura para cabelo
Postado por: Letícia Oliveira / 10:10h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote nº 130039804, com validade até fevereiro de 2016, do produto Tintura Creme Beauty Color, produzido pela empresa Bonyplus Indústria e Comércio Importação e Exportação de Cosméticos Ltda. O lote foi interditado por causa dos resultados insatisfatórios nos ensaios de análise de rotulagem e teor de peróxido de hidrogênio, de acordo com laudo emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária, adotada em caso de violação da legislação sanitária ou de risco iminente à saúde, como nos casos de suspeita de desvios de qualidade que podem trazer danos à população. A interdição do produto dura o tempo necessário à realização de testes, provas, análises ou outras providências requeridas, não podendo exceder o prazo de 90 dias. A resolução foi publicada na edição desta quarta-feira, 17, do Diário Oficial da União. (Agência Brasil)

Comente agora
17
Set
Amigas buscam no Facebook doador de medula para jovem com leucemia
Postado por: Letícia Oliveira / 09:55h

Duas amigas de Cascavel, no oeste do Paraná, criaram uma página em uma rede social na internet para encontrar um doador de medula óssea para uma jovem de 24 anos, que há pouco mais de cinco meses descobriu que tem leucemia. Poliana Deves foi diagnosticada no dia 24 de abril e após receber a notícia de que precisaria fazer um transplante as amigas do tempo de colégio se mobilizaram para ajuda-lá. De acordo com Aline Prestes, a ação tomou proporções que elas não esperavam. Hoje são mais de nove mil membros e o número de cadastros no Hemocentro da cidade dobrou em pouco mais de 10 dias. Aline e Joana Paula Carneiro conheceram a Poliana e a irmã dela, Keli, no colégio. Mas há muitos anos tinham perdido o contato. Ao saber da doença de Poliana, também pelo Facebook, as amigas decidiram que precisavam fazer alguma coisa. "Nós não éramos íntimas, mas tinhamos uma convivência de colégio. Quando a gente viu o estado da Poliana ficamos assustadas e resolvemos fazer alguma coisa para mostrar para as pessoas que é super simples a doação. Então, tivemos a ideia de criar a página e em poucas horas já tinha mais de mil membros", lembra Aline. A descoberta da doença veio depois que Poliana se formou na faculdade no curso de enfermagem, no fim de 2013. “Eu fazia residência no Hospital Universitário de Cascavel (HU) e comecei a sentir suor à noite. Contei para as amigas médicas que solicitaram um exame de hemograma. Descobri que tinha alteração e fui encaminha para o Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan). No mesmo dia já estava internada com o diagnóstico de câncer”, conta.

Um comentário
17
Set
Açúcar aumenta mais pressão do que sal; veja outros males
Postado por: Letícia Oliveira / 08:45h

Durante anos, o sal foi considerado o grande vilão para quem sofre de pressão alta. Isso porque diversos estudos indicam que o sódio presente no tempero eleva o risco de acidentes vasculares cerebrais em 25% e seria o responsável por 3 milhões de mortes no mundo anualmente. Mas uma nova pesquisa realizada por cientistas de Nova York e do Kansas, nos Estados Unidos, aponta que o açúcar está mais relacionado ao aumento da pressão do que o sódio. Em artigo publicado no American Journal of Cardiology, especialistas liderados pelo Dr. James DiNicolantonio argumentam que os níveis elevados de açúcar no sangue afetam uma área-chave do cérebro, chamada hipotálamo, que faz com que a frequência cardíaca acelere e a pressão suba. Esse seria apenas mais um dos inúmeros malefícios do açúcar, já comprovadamente responsável por problemas como diabetes, síndrome metabólica (principal causa de obesidade), hiper e hipoglicemia,refluxo, doenças cardíacas e vários tipos de câncer, só para citar alguns. Confira a seguir o que os estudos mais recentes mostram sobre esse doce vilão e os 10 principais motivos para cortá-lo da dieta.

Comente agora
17
Set
Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês
Postado por: Letícia Oliveira / 07:20h

O SUS já está oferecendo a vacina contra o vírus da hepatite A em todo o país. Os três últimos estados que faltavam - São Paulo, Paraná e Roraima - passaram a ter a vacina disponível este mês, de acordo com o Ministério da Saúde. Em 29 de julho, a pasta tinha anunciado a inclusão da imunização no calendário vacinal. Desde então, os estados passaram a incluir a vacina progressivamente. A imunização é direcionada a crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses. A meta do ministério é imunizar 95% desse público em um ano, o que totaliza três milhões de crianças. Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde passa a oferecer, de graça, 14 vacinas de rotina no calendário. Ainda segundo o ministério, com a nova vacina, o Brasil passa a ofertar todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Comente agora
16
Set
Brasil tem primeiros casos de chikungunya transmitidos dentro do país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:58h

Foram confirmados na última sexta-feira os dois primeiros casos de transmissão de chikungunya dentro do Brasil. Um homem de 53 anos e a filha, de 31 anos, que moram em Oiapoque, no Amapá, perceberam os sintomas da doença nos dias 27 e 28 de agosto e passam bem. A confirmação dos dois casos, primeiros contraídos no Brasil, foi divulgada nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde. Antes disso, 37 pessoas tiveram a confirmação da febre chikungunya no Brasil, mas todos tinham contraídos a doença em outros países. Assim como a dengue, a febre chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictos, mas só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega a doença uma vez. Os sintomas também são os mesmos da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a doença é menos grave que a dengue e o paciente costuma ser tratado em casa. O tratamento consiste no alívio dos sintomas com Paracetamol, hidratação e repouso. Desde dezembro de 2013 surgiram mais de 650 mil casos suspeitos de chikungunya nas três Américas, dos quais pouco mais de 9 mil foram confirmados. Antes disso, a doença era comum apenas na África e na Ásia. Segundo o Ministério da Saúde, o município do Oiapoque intensificou as medidas de controle da doença buscando novos casos suspeitos com alerta nas unidades de saúde e na comunidade, com a aplicação de inseticida. 

Comente agora
16
Set
Anvisa apreende lotes do medicamento Hormotrop e solicita sua inutilização
Postado por: Anacley Souza / 16:40h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e inutilização, em todo o País, dos lotes CC21236 e CC21237, que se encontrem em estabelecimentos que não sejam órgãos públicos, do medicamento Hormotrop (somatropina), apresentação de 12 UI Pó Liófilo Injetável. A ordem está presente em resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 16. O Hormotrop é destinado ao tratamento de crianças com problemas de crescimento, causados pela deficiência do hormônio de crescimento. A Anvisa explica que o Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda, que é a empresa detentora do registro do Hormotrop, informou que há unidades falsificadas do medicamento disponíveis no mercado. Os lotes legítimos foram distribuídos apenas para órgãos públicos. Também foi suspensa a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto "coletor de perfuro-cortantes" fabricado e comercializado pela empresa JSM Indústria e Comércio de Produtos Manufaturados Ltda.. A Anvisa explica que o produto está sendo comercializado sem o devido registro na agência. O produto Deslip (chytosan + associações), utilizado como emagrecedor, também foi suspenso. Segundo a Anvisa, o produto não possui registro e a embalagem cita a Fitobras - Indústria e Comércio de Produtos Fitoterápicos como fabricante, mas não informa o endereço da empresa. Além disso, o número do CNPJ é inválido. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Set
Ministério da Saúde realiza simulação para casos de ebola em São Paulo
Postado por: Anacley Souza / 16:09h

O Ministério da Saúde realiza na tarde desta terça-feira (16) simulação para casos de passageiros com suspeita de ebola. O local escolhido para esse exercício foi o aeroporto de Guarulhos (SP), onde será testado o que foi planejado pela pasta. As simulações também servem para preparar quem trabalha dentro das aeronaves."Na prática, são exercícios de simulação, que objetivam, fundamentalmente, à efetivação do planejamento. Todos os aeroportos internacionais do país têm planos de contingência. O que estamos fazendo é atualizá-los", afirma Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, à Agência Brasil. Ação semelhante já aconteceu no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A próxima simulação deverá acontecer em um porto. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Set
Cientistas criam exame de sangue para diagnosticar depressão
Postado por: Anacley Souza / 15:35h

Pela primeira vez, cientistas desenvolveram um exame de sangue capaz de diagnosticar depressão. O teste detecta a doença ao medir os níveis de marcadores genéticos associados à presença da condição. Além disso, segundo os especialistas, o método pode, no futuro, ajudar os médicos a descobrir quais pessoas têm maior predisposição à depressão e se determinado tratamento será eficaz para o seu paciente. Primeiro, os pesquisadores realizaram um exame de sangue nos participantes e identificaram nove marcadores de RNA cujos níveis eram significativamente diferentes entre os indivíduos com e sem depressão. As moléculas de RNA são responsáveis por interpretar o código genético do DNA e fazem o organismo funcionar de acordo com as informações decodificadas. Depois, os voluntários com depressão foram submetidos a um tratamento contra a doença. Ao longo das 18 semanas seguintes, a equipe mediu os níveis desses nove marcadores entre essas pessoas. Os autores descobriram, então, que os níveis mudaram ao longo do período, e que essa alteração estava relacionada com a eficácia, ou não, do tratamento contra a doença. "Nós sabemos que o tratamento medicamentoso e a psicoterapia são eficazes, mas não para todo mundo.

Comente agora
16
Set
Laboratório anuncia recall de Paracetamol e outros quatro medicamentos
Postado por: Anacley Souza / 13:37h

O laboratório Teuto Brasileiro anunciou nesta segunda-feira o recall de cinco medicamentos, incluindo um lote do Paracetamol. A empresa assumiu a possibilidade de um objeto metálico semelhante a um parafuso ter sido encontrado no lugar do comprimido em uma das embalagens do analgésico, problema que foi denunciado por um cliente ao Procon. Os outros medicamentos que tiveram lotes suspensos são o antifúngico Cetoconzol o antidepressivo Amitriptilina, o creme vaginal Nistatina e a Atorvastatina Cálcica, indicada para reduzir a taxa de colesterol. Com exceção da Amitriptilina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia anunciado a suspensão de lotes desses medicamentos diante da denúncia de clientes sobre troca de comprimidos e erros nas embalagens. Na época, o laboratório informou que faria o recolhimento dos produtos voluntariamente.

Recall : O recall do Paracetamol inclui o lote 1998101 do analgésico de 500 miligramas (mg), que abrange 15 141 medicamentos fabricados entre 11 e 12 de dezembro de 2013.  Já o do Cetoconzol 200 mg vale para o lote 1048105, com 105 314 unidades fabricadas em 25 de junho de 2013. Segundo a empresa, alguns produtos podem ter sido embalados com comprimidos de Atenolol, indicado para controlar a pressão arterial.

Comente agora
16
Set
Bradesco Saúde ameaça descredenciar médicos e eles recorrem ao Procon-BA
Postado por: Anacley Souza / 13:26h

Médicos que há cerca de 80 dias paralisaram atendimentos pelo Bradesco Saúde, reivindicando reajuste nos valores pagos por consulta, procuraram o Procon devido à ameaça de descredenciamento pela operadora, ontem pela manhã. O órgão vai pedir esclarecimentos da empresa de saúde e adotar medidas administrativas legais para o caso. Já na próxima sexta-feira (19), às 8h20, os médicos têm uma nova audiência na Justiça do Trabalho, 31ª Vara, localizada no Comércio. A categoria decidiu se reunir com o Procon na presença de representantes da Defensoria Pública, Ministério da Saúde, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina (Cremeb) para fazer a denúncia sobre a ameaça de descredenciamento dos médicos da Bradesco Saúde e sobre os já descredenciados da Sul América, informou a diretora do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindmed), Débora Angeli, também presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos. “É arbitrário, há médicos com 15 anos na operadora, há uma relação de confiança e não ficar pulando de médico a médico. Com isto, o cliente vai ter dificuldade de consultar com especialistas, estão reduzindo a rede e quem sofre é o usuário”, lamentou a médica.

Comente agora
16
Set
Anvisa determina apreensão de lotes de medicamento falsificado
Postado por: Letícia Oliveira / 12:03h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (16) a apreensão e inutilização, em todo o país, dos lotes CC21236 e CC21237 do medicamento Hormotrop (somatropina), apresentação de 12 UI Pó Liófilo Injetável, indicado para crianças com distúrbios causados pela deficiência do hormônio do crescimento. Apenas os lotes que se encontrem em estabelecimentos que não sejam órgãos públicos deverão ser recolhidos.A empresa detentora do registro do medicamento, o Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda., informou que existem unidades falsificadas do medicamento disponíveis no mercado, já que os lotes legítimos foram distribuídos apenas para órgãos públicos. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União. A Agência Brasil já entrou em contato com a Amgen, empresa proprietária do Laboratório Bergamo e aguarda posicionamento. Na mesma publicação, a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e do uso do produto Coletor de Perfuro-Cortantes, fabricado e comercializado pela empresa JSM Indústria e Comércio de Produtos Manufaturados Ltda. O produto não tem o devido registro na Anvisa. (Agência Brasiil)

Comente agora
16
Set
Cardiologista fala sobre as consequências da Hipertensão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:51h

Os problemas relacionados à pressão arterial acabam dando origem a uma série de outros males. Conheça alguns e veja como eles abalam a sua saúde a médio e longo prazo.

O que é arteriosclerose e como ela está relacionada à pressão alta?
Um dos problemas mais sérios relacionados à pressão alta é a arteriosclerose, que pode levar a doenças coronarianas. Pessoas com pressão alta têm mais chances de desenvolver doenças coronarianas porque a pressão alta coloca mais força nas paredes das artérias. Com o tempo, essa pressão extra pode danificar as artérias, tornando-as mais vulneráveis ao estreitamento e ao depósito de placas. Isso reduz o fluxo de sangue para o coração, privando-o de oxigênio. O endurecimento das paredes das artérias também pode levar à formação de pequenos coágulos de sangue.

Quais são os sintomas da arteriosclerose? Em geral, ela não tem sintomas até que uma artéria restrinja muito o fluxo de sangue. Nesse ponto, você pode sentir dor no peito porque não há sangue suficiente chegando ao coração. Essa dor vem com o esforço ou até mesmo quando a pessoa está em repouso. Ataque do coração?
Acontece quando o fluxo de sangue no coração é interrompido. Sem sangue e oxigênio, parte do órgão começa a morrer. Nem sempre um ataque do coração é mortal. Um atendimento rápido pode restabelecer o fluxo sanguíneo. Continue lendo em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
16
Set
Estudo diz que ninguém toma mais café que jornalistas e policiais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:16h

Jornalistas e policiais são os profissionais que mais bebem café. De acordo com um estudo feito pela NHS Choices, indivíduos das duas categorias tomam em média de quatro a cinco copos por dia. As profissões que mais levantam a xícara ou o copo de café consomem a bebida acima do número máximo recomendado, cerca de quatro copos por dia.  Depois das duas profissões, os professores aparecem em terceiro em consumo de café. Depois dos docentes, a lista aponta na sequencia, comerciantes, médicos, executivos, profissionais de televendas, técnicos de informática, vendedores e motoristas, que tomam pouco mais de um copo por dia, logo após. Segundo o estudo, cerca de 70% dos entrevistados admitiu que seus desempenhos seriam afetados caso não consumissem, ao menos, uma xícara da bebida. A NHS afirma que beber mais de quatro doses de café pode causar aumento de pressão e açúcar do sangue. A mesma pesquisa, no entanto, informa que beber café com certa regularidade e moderação pode diminuir o risco de doenças no coração. A pesquisa mostrou que homens consomem um pouco mais a bebida do que mulheres, com uma diferença de 5% a mais. Informações do Terra. 

Comente agora
16
Set
Ex-presidente do São Paulo passa mal e vomita ao vivo na TV; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:41h

O ex-presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio foi ao programa Fox Sports Rádio, da Fox Sports, para comentar problemas com o cartola Carlos Miguel Aidar, à frente do clube tricolor, que levaram à sua demissão do time nesta segunda-feira (15). No fim do programa, enquanto falava, Juvenal passou mal e vomitou ao vivo. O ex-dirigente passou mal logo depois de ser questionado sobre se os boatos de que ele bebe demais o incomodam. Apresentadores e comentaristas que estavam presentes começaram a falar tentando tirar o foco do ex-dirigente tricolor. Juvenal voltou a aparecer depois, ainda aparentando estar abalado, e finalizou seus comentários. Durante a entrevista, Juvenal chamou Aidar de traidor várias vezes e disse que ele não vai aos jogos do São Paulo há tempos e que ninguém no clube o conhece atualmente.

Comente agora
15
Set
Empresa faz recall de chupetas por risco de engasgamento
Postado por: Anacley Souza / 17:31h

Cerca de 6.430 unidades da chupeta Lillo Funny Coleção Bichos Ortodôntica estão sendo recolhidas por haver risco de as peças se separarem e serem engolidas pela criança. Isso foi percebido a partir de testes realizados pela própria empresa. As chupetas são do tamanho 2, código 670110, do lote 13137, fabricada em 17 de maio de 2013. A empresa se dispõe a substituir o produto gratuitamente. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 0800-025-4415, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O atendimento também é realizado via email, no endereço sac.lillo@lillo.com.br.

Confira comunicado na íntegra:

"A Lillo do Brasil , como medida de precaução e reafirmando o compromisso com a satisfação e o respeito aos seus consumidores anuncia recall da Chupeta Lillo Funny Coleção Bichos Ortodôntica – Tam 2, Código: 670110, Lote: 13137 com data de fabricação do dia 17/05/13 para, de forma gratuita, realizar a substituição do produto. Foi constatado que após a realização de ensaios de fervura e tração segundo a NBR 10334:2003- Segurança de Chupetas, a chupeta pode ter suas peças separadas, gerando partes pequenas que poderão ser engolidas (risco de engasgamento). A Lillo do Brasil orienta os consumidores a não utilizar os produtos do lote mencionado e a entrar em contato com a empresa. À exceção deste lote, todos os produtos da marca LILLO se encontram em perfeitas condições para uso. Em 6432 unidades fabricadas, Até o momento não foram constatadas ocorrências. Para substituição ou dúvidas entrar em contato com o Serviço de Atendimento Consumidor 0800 025-4415 de 2º a 6º feira de 9h as 17h ou pelo email sac.lillo@lillo.com.br durante 24h."

Comente agora
15
Set
Anvisa suspende vendas de dois medicamentos do laboratório Teuto
Postado por: Anacley Souza / 14:17h

Dois medicamentos produzidos pelo laboratório Teuto tiveram a distribuição e comercialização suspensas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) após vistoria realizada nesta segunda-feira (15). Foram encontradas irregularidades nos remédios Norfloxacino 400 mg (indicado para o tratamento infecções urinárias) e Cloridrato de Amitriptilina 25 mg (usado no tratamento de depressão). De acordo com a reguladora, a vistoria foi feita após uma série de reclamações recebidas pelo SAC da empresa. Ainda segundo a Anvisa, na embalagem do lote 2946049 do Norfloxacino 400 mg havia blísteres de Cloridrato de Paroxetina 20 mg, outro medicamento, que é antidepressivo. Já lote 2444510 do medicamento Cloridrato de Amitriptilina 25 mg, apresentou bolhas de ar entre os comprimidos, o que pode comprometer a preservação do remédio e sua eficácia. A empresa ainda não se pronunciou e os medicamentos destes lotes foram retirados das prateleiras. (Agência Brasil)

Comente agora
15
Set
Senegaleses se passam por haitianos para não serem barrados no Brasil por causa de ebola
Postado por: Letícia Oliveira / 10:47h

Preocupados em ser barrados na fronteira do Acre com Bolívia e Peru, imigrantes do Senegal se identificam como haitianos. A epidemia de ebola tem se concentrado em países da África Ocidental, como Guiné, Serra Leoa e Libéria, onde já vitimou mais de duas mil pessoas. No Senegal, também no oeste do continente, apenas um caso foi confirmado e o paciente (um estudante da Guiné foi dado como curado). Alojados em um abrigo em Rio Branco, capital acreana, os senegaleses afirmaram à Folha que agentes da Polícia Federal (PF) têm dificultado a entrada deles no Brasil. A PF negou as acusações e disse que não há orientação de impedir o acesso de imigrantes da África na fronteira brasileira. "Dissemos que somos haitianos. Se dissermos que somos do Senegal, volta todo mundo", afirmou à Folha um jovem de 29 anos. A pele negra e o sotaque francês, semelhante ao creole falado por haitianos, ajudam a confundir as nacionalidades, o que preserva os africanos de serem reconhecidos. O jovem diz que pretende ir para Passo Fundo (RS), trabalhar no setor têxtil.

Comente agora
14
Set
Ebola: morte de 4º médico em Serra Leoa, aumenta equipes para sepultamentos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:39h

Um quarto médico morreu neste domingo de Ebola em Serra Leoa, onde os serviços funerários a cargo das vítimas da epidemia anunciaram um reforço das suas equipes para encurtar este período particularmente propício à contaminação. Além disso, o Programa Alimentar Mundial (PAM) lançou neste domingo "uma intensificação de sua ajuda", a fim de "apoiar 353 mil pessoas nas regiões mais afetadas pela crise de Ebola na Guiné por um período de seis meses para evitar que esta crise sanitária se torne uma crise alimentar". "O PAM está intensificando suas operações por meio de uma intervenção humanitária regional que irá fornecer rações de arroz, legumes, óleo, sal e de Supercereal a cerca de 1,3 milhão de pessoas afetadas pela epidemia de Ebola na Guiné, Serra Leoa e Libéria", segundo um comunicado. Em Serra Leoa, o médico Olive Buck, que dirigia o hospital público Lumley, no oeste da capital Freetown, morreu neste domingo aos 60 anos após ser diagnosticado com o vírus na terça-feira e internado no Hospital Connaught. "Esta é mais uma triste perda para a profissão", declarou à AFP o responsável pelos serviços médicos, o Dr. Brima Kargbo, acrescentando que o Ministério da Saúde "lamenta o desaparecimento de outro combatente na luta contra a Ebola".

Comente agora
14
Set
Botox em adolescentes retarda desenvolvimento emocional
Postado por: Letícia Oliveira / 15:17h

Muitas mulheres usam a toxina bolulínica, mais conhecida como Botox, para se livrar e prevenir rugas e marcas de expressões. O tratamento antienvelhecimento também tem se tornado cada vez mais popular entre os adolescentes que fazem de tudo para conquistar um rosto perfeito. O problema, porém, é que a prática diminui a capacidade de ter expressões faciais, o que “retarda o desenvolvimento emocional dos jovens”, segundo a enfermeira esteticista Helen Collier, da Escócia. As informações são do Daily Mail. De acordo com a profissional, sorrir e franzir a testa não definem exclusivamente o sentimento de felicidade ou tristeza, mas são essenciais para ter a experiência completa das emoções. Helen só indica o tratamento para maiores de 30 anos. “A nossa capacidade de demonstrar uma ampla gama de emoções é muito dependente de expressões faciais. As emoções são responsáveis para que nos tornemos adultos confiantes. Por isso, se removermos a capacidade do rosto de expressar essas emoções, isso pode afetar seriamente a maturidade”.

Comente agora
14
Set
Probióticos não são benéficos à saúde, aponta estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 14:23h

Um estudo britânico aponta que a bebidas probióticas, que prometem auxiliar os intestinos preguiçosos, não traz nenhum tipo de benefício à saúde. De acordo com informações do Daily Mail, em alguns testes, a chamada “bactéria boa” por ajudar na digestão, mal chega ao intestino delgado. Os cientistas da University College London submeteram oito produtos probióticos a três testes, e descobriram que apenas um foi aprovado. O estudo verificou se os produtos continham a quantidade de bactérias indicada nos rótulos, se elas sobreviviam ao ácido do estômago e se agiam no intestino. Quatro produtos foram reprovados em todos os testes. O Yakult contém a quantidade de bactérias indicadas, mas falhou em dois testes. Já as bactérias do Actimel não sobrevivem no estômago.  De cada dez lares britânicos, seis consomem regularmente bebidas e suplementos probióticos. O autor do estudo, Simon Gaisford, afirma que em sua forma líquida os probióticos são melhores do que em cápsulas. O cientista recomenda tomar os probióticos em jejum para reduzir a chance das bactérias morrerem no estômago.

Comente agora
14
Set
Secretaria da Saúde realiza mamografia gratuita até o dia 30 de setembro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:38h

Mulheres entre 50 69 anos que precisam realizar mamografias e exames complementares de saúde podem ser atendidas pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama. A ação é feita pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em Bases Comunitárias de Segurança da Polícia Militar; nessas unidades as interessadas podem realizar o cadastro. Essa etapa do programa ocorre entre os dias 11 e 30 de setembro (incluindo os sábados e domingos), das 7h às 18h, na Vila Militar do Bonfim. Segundo a secretaria, a previsão é que sejam realizados 5.600 exames, e os casos em que forem necessários maiores detalhamentos, serão realizados ainda ultrassonografia e biópsia. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa às mulheres de 50 a 69 anos que necessitam realizar mamografias e exames complementares, para mais uma etapa do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, estratégia itinerante, que tem como objetivo contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de mama na Bahia. As mulheres devem procurar as Bases Comunitárias de Segurança da Polícia Militar da Bahia, situadas em Salvador, para fazer o cadastro no programa. Na Bahia, o número de mulheres na faixa etária de maior risco (50 a 69 anos), é de 1.050.783 e em Salvador a população na faixa etária de 50 a 69 anos é de 231.610. (estimativa IBGE 2012). Dados do INCA apontam para 2014 a estimativa de 2.560 casos novos de Câncer de Mama para a Bahia e destes, 980 casos, 37,5% do total, estão concentrados na capital.

Comente agora
14
Set
Tirar cera de ouvido aumenta risco de infecções no órgão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:38h

Primeiro vamos falar sobre a importância da cera. A cera (ou cerume) é produzida por glândulas da pele da porção mais externa do canal auditivo. A cera é formada pela secreção das glândulas, que é rica em gordura e descamação de pele, possuindo várias funções. Por ser oleosa, ela impede o ressecamento da pele do conduto auditivo e funciona como uma barreira de proteção, que filtra impurezas e corpos estranhos. Também possui ação antibacteriana e antifúngica. Quando a cera é produzida, ela segue um trajeto no canal auditivo até sua saída. Quando mastigamos e falamos, a mandíbula se move e carrega a cera para fora do canal auditivo. É somente esta parte que podemos limpar, e não dentro do canal auditivo, pois nosso organismo já se encarrega de eliminar o excesso de cera produzido.

Por que não podemos retirar a cera? 

Retirar a cera reduz a proteção natural contra microorganismos, aumentando o risco de infecções. As infecções do canal auditivo costumam ser muito dolorosas e precisam de tratamento com antibióticos locais. Além disso, a pele fica extremamente seca, o que gera sensação de coceira, que por sua vez faz a pessoa manipular ainda mais o canal auditivo. Isso se torna um círculo vicioso, com muita irritação no local e eventualmente infecção (otite). Tentativas de remover a cera de forma excessiva causam um trauma na pele do ouvido, levando à dor. Além disso, o ato pode empurrar a cera para dentro do ouvido, obstruindo o canal e dando a sensação de surdez. Neste caso, em geral é necessária a retirada pelo médico, por meio de lavagem ou aspiração. Se o cotonete for introduzido até o fundo do canal do ouvido, pode chegar à membrana timpânica, podendo até perfurá-la e levar a uma perda auditiva. 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com