As comentadas


Boa noite , Segunda-feira, 04/05/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

29
Jan
Vai curtir o Carnaval? Veja como se alimentar e se hidratar na festa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:34h

O gaúcho Ricardo dos Santos, 32 anos, não perde o Carnaval de Salvador desde 2012. E a preparação para curtir as festas com saúde começa com antecedência. “Antes de chegar à avenida eu já começo a tomar mais água do que o habitual, para evitar uma desidratação por causa do calor. Também separo a garrafinha que vai me acompanhar durante toda a festa. Mesmo tomando cerveja, não deixo de ingerir água pensando na saúde”, diz. A prática de intercalar um suco ou uma garrafinha de água entre uma latinha e outra foi aprovada pela nutricionista do Hapvida de Salvador Gabriela Dotto Lara. É uma estratégia que deve ser realizada por todos os foliões, com alguns cuidados a mais. “A alta temperatura e a movimentação nos fazem perder muito líquido. Por conta disso, a regra básica é manter o corpo hidratado. A quantidade deve ser de no mínimo 2 litros para adultos, incluindo muita água, água de coco, sucos e isotônicos, antes, durante e depois da festa”, explica. Tão ou mais importante quanto a hidratação é chegar bem alimentado nas festas para evitar a indisposição e o cansaço. “Fazer refeições leves é essencial para manter a energia do corpo. Por isso, deixe de lado alimentos gordurosos como carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces, que além de calóricos, têm uma digestão difícil e lenta”, afirma a nutricionista.

Comente agora
29
Jan
Tosse seca é sinal de exposição a substâncias nocivas
Postado por: Samile Macêdo / 11:44h

A tosse é um sintoma muito comum e uma das principais causas de ida ao consultório médico, principalmente no que se refere aos pacientes pediátricos. É mais frequente em épocas em que o tempo frio ocorre, mas pode acontecer em qualquer época do ano. Tosse seca pode ser definida como o tipo de tosse em que a produção e eliminação de secreção de via aérea é mínima ou nenhuma. É de predomínio noturno, de intensidade variável, e pode incomodar muito, tanto o paciente quanto os familiares. Compromete a qualidade de vida do paciente e mesmo o desempenho profissional. Com tosse é difícil manter uma conversa, rir ou andar mais rápido sem ter ou causar desconforto. Além disso, quando a tosse é intensa causa dores torácicas, rouquidão, dores de garganta e mal estar. No entanto, na maior parte das vezes a tosse não é muito valorizada pelos pacientes ou familiares, uma vez que passa em dois a três dias. Torna-se um problema a partir daí, quando é valorizada e gera a procura por auxílio médico. Geralmente a tosse seca é resultado de exposição a substâncias nocivas no ambiente ou variações de temperatura do ar inalado. A exposição pode ser no ambiente doméstico, por exemplo quando fazemos uma bela arrumação de gavetas e armários e aspiramos poeira ou mofo, quando usamos produtos de limpeza de cheiro forte ou ocupacional, quando nos expomos no trabalho a variações bruscas de temperatura, quando trabalhamos em ambientes em que haja pó ou outro tipo de partículas (fuligem, serragem) no ar inalado. 

Comente agora
29
Jan
Jorge Solla comemora suposto recuo do governo em relação às Diretorias Regionais de Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:32h

O ex-secretário de Saúde e deputado federal eleito Jorge Solla (PT) enviou uma mensagem via SMS para pessoas ligadas à área e afirma que o governo teria "recuado" e irá criar as Bases Regionais de Saúde aonde funcionavam as Diretorias Regionais de Saúde (DIRES), além de manter as equipes técnicas de vigilância, imunização, controle de endemias, laboratórios e assistência farmacêutica. Escrito em primeira pessoa, o texto diz que “conseguimos mostrar que as DIRES não eram ‘escritórios burocráticos’ e que Vigilância a Saúde não é ‘cuidar de papel’.” A mensagem é acompanhada com uma nota técnica da Sesab que confirmaria as afirmações . O gestor havia se pronunciado sobre o assunto nesta semana em uma carta aberta postada em sua página do Facebook. Procurado pelo Bahia Notícias para comentar o assunto, Solla não foi localizado. (Bahia Notícias)

Comente agora
29
Jan
Sindsaúde afirma que funcionários do Hospital Luiz Argolo paralisam atividades por tempo indeterminado em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:28h

Os funcionários do Hospital e Maternidade Luís Argolo em Santo Antônio de Jesus estão cada vez mais impacientes e indignados com os atrasos no salário de modo que está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (29) uma manifestação no local a fim de fazer com que o poder público se mobilize para resolver a causa. A reportagem da Voz da Bahia esteve no local e conversou com a funcionária Maria de Lurdes, ela contou que há vários meses os servidores não receberam o dinheiro, “ainda completa mais um ano sem receber o 13º salário e gostaríamos de saber dos órgãos competentes o porquê dessa situação, pedimos ajuda do governo, para resolver a situação, pois não é possível ficar durante mais um ano trabalhando sem receber, com dívidas e contas atrasadas, ou seja, a dificuldade é grande”, disse. Lene Santos, outra servidora comentou que o protesto é necessário visto que as férias, salário estão atrasados. “Nós não podemos nos calar, se não vai virar uma verdadeira ‘baderna’, como já está se tornando. Precisamos de respostas, pois do jeito que está não dá pra ficar. Hoje nós cruzamos os braços decididamente por causa do descaso”, declarou.

  1. Funcionários do Hospital Luiz Argolo paralisam suas atividades

Sindsaúde: O Sindsaúde (Sindicato dos trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia) também está apoiando a causa. Cosme Souza, um dos diretores do órgão se sente também indignado com os atrasos e contou que foi relatado que o salário de dezembro iria sair hoje. “Esperamos a direção para negociar, estamos paralisados e se a direção não conversar com a gente vamos fazer uma reunião para decidir se greve vai continuar. A Santa Casa não tem condições de pagar o décimo terceiro e próprias pessoas da administração ameaçam demitir os funcionários por justa causa, mas o momento não é esse de ficarem ameaçando os trabalhadores e não é por aí e se alguém for suspenso ou demitido como eles estão planejando, a situação vai piorar. São cerca de 60 funcionários mobilizados”, destacou.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
Comente agora
29
Jan
Vírus do ebola pode ter ficado mais contagioso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:48h

Cientistas que acompanham a evolução do surto de ebola na Guiné dizem que o vírus sofreu uma mutação e pode ter se tornado mais contagioso. Mais de 22 mil pessoas foram infectadas com o ebola e 8.795 morreram na Guiné, Serra Leoa e Libéria. Pesquisadores do Instituto Pasteur, na França - os primeiros a identificar a epidemia, em março -, começaram a analisar centenas de amostras de sangue de pacientes de ebola. Eles monitoram as mutações do vírus e tentam descobrir se o ebola está sendo transmitido mais facilmente de pessoa para pessoa. "Sabemos que o vírus está mudando bastante", disse à BBC o geneticista Anavaj Sakuntabhai. "Isso é importante para o diagnóstico (de casos novos) e para o tratamento. Precisamos saber como o vírus (está mudando) para fazer frente ao nosso inimigo." Mutações em vírus ao longo do tempo não são incomuns. O ebola é um vírus de RNA - como o HIV e a influenza (gripe) - que têm uma elevada taxa de mutação. Isso o torna mais apto a se adaptar e aumenta o potencial de contágio. "Identificamos vários casos que não têm nenhum sintoma, casos assintomáticos", disse Sakuntabhai. "Essas pessoas podem ser as que mais transmitem o vírus, mas ainda não sabemos. Um vírus pode passar por uma mutação e se tornar menos mortal mas mais contagioso - isso é algo que nos deixa com medo."

Comente agora
28
Jan
Refrigerante de açaí não tem fruta na composição
Postado por: Samile Macêdo / 21:37h

Ironicamente, o Guaraná Antartica Black , lançado este mês, pela Ambev tem saber de açaí. A grande surpresa fica por conta dos ingredientes, no rótulo do refrigerante: a bebida não tem nada de açaí. Na sequência, são listados os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio. De acordo com o G1, a Ambev reafirmou a informação usada na campanha de divulgação do refrigerante, que apresenta o Guaraná Antarctica Black como "um novo líquido que combina o autêntico Guaraná Antarctica com o sabor do açaí". Questionada se o refrigerante em ou não açaí, a Ambev disse: "Na formulação, utilizamos notas de aroma natural de açaí para compor o aroma final do produto. Por isso, devido a uma questão técnica, o aroma natural de açaí não está discriminado entre os ingredientes, mas segue declarado na lata e na comunicação como "Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí".Na página da marca no Facebook, consumidores postaram mensagens cobrando explicações da empresa. (G1)

Comente agora
28
Jan
Estudo indica que psicopatas têm anormalidades em região cerebral associada a punições
Postado por: Samile Macêdo / 20:09h

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Montreal, Canadá, indica que, ao invés de serem frios e dissimulados, os psicopatas não entendem o significado de punições. A pesquisa foi realizada com a ajuda de ressonâncias magnéticas, que comprovaram que pessoas diagnosticadas com psicopatia têm anormalidades em regiões cerebrais relacionados à compreensão de crime e castigo. Esse indício, de acordo com os pesquisadores, explica porque muitos psicopatas não conseguem se adequar à programas de reabilitação e muitas vezes cometem mais crimes. As novas descobertas podem auxiliar a mudança de estratégias de reinserção social. As informações são do Jornal O Globo. “Muitas pesquisas mostram que os infratores com a síndrome de psicopatia cometem crimes mais violentos e reincidem mais rapidamente depois da saída da prisão que outros criminosos. Em nosso estudo, nós não olhamos para o comportamento, mas para ativações cerebrais. Descobrimos que, entre os criminosos violentos, aqueles com síndrome de psicopatia apresentaram reações cerebrais diferentes dos criminosos violentos sem psicopatia. Assim, o estudo nos ajuda a entender a especificidade desses criminosos” explicou Sheilagh Hodgins, professora da Universidade de Montreal e do Instituto Universitário em Saúde Mental de Montreal.  

Comente agora
28
Jan
Uma vida social agitada é melhor para sua saúde
Postado por: Samile Macêdo / 20:01h

Bons amigos podem realmente fazer de você uma pessoa mais saudável fisicamente falando, além de melhorar sua saúde mental, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade Concordia no Canadá. Ao trabalhar com um grupo de 60 estudantes estrangeiros, que haviam enfrentado uma mudança radical ao se mudarem para Montreal, o professor de psicologia Jean-Philippe Gouin observou a saúde deles durante uma pesquisa que durou cinco meses, e que foi publicada nos Annals of Behavioral Medicine. O dr. Grouin teve acesso à integração social deles através de um questionário que também avaliava quão sozinhos eles se sentiam. Com sua equipe de pesquisa, ele media as alterações do ritmo cardíaco dos participantes com relação àquilo que se costuma chamar de taxa de variabilidade cardíaca de alta frequência (HF-HRV, na sigla em inglês), e que é conhecido na comunidade médica como um indicador de saúde do sistema nervoso parassimpático. “Outra pesquisa mostrou que indivíduos com uma taxa de variabilidade de frequência cardíaca mais baixa têm maior probabilidade de desenvolver uma saúde ruim, o que inclui maior risco de doenças cardíacas”, afirma o dr. Gouin, que ocupa uma cadeira de pesquisa na área de estresse crônico e saúde. “Portanto, diminuições na variabilidade da frequência cardíaca são algo ruim pra você”. 

Comente agora
28
Jan
MP cobra decisão sobre transferência de bebê com síndrome rara na Bahia
Postado por: Samile Macêdo / 18:19h

A família de Ana Cecília, criança que sofre de problema grave nos rins, a chamada síndrome nefrótica, não conseguiu transferência hospitalar, mesmo com decisão judicial determinando transferência imediata para uma unidade que ofereça o serviço de nefropediatria. A decisão ocorreu dia 8 de janeiro e é do juiz Juvino Henrique Souza Brito. A pena diária arbitrada é de R$ 1 mil. A Promotoria de Justiça entrou em contato, no dia 15 de janeiro, com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para cobrar o cumprimento da decisão. "Nada foi feito. Infelizmente, me surpreende o fato de Ana Cecília ainda está no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Agora, o que pode ser feito é o que justamente a Defensoria [Pública] já fez, que é requerer ao juiz que determine ou a prisão do seu secretário, porque está, realmente, em flagrante descumprimento de uma ordem judicial, ou o arresto das contas do Estado, para que esse pagamento seja feito em hospital particular, por um médico particular. E também a cobrança da multa, que ele tem obrigação de pagar porque já está determinado na decisão", afirma a promotora de Justiça Guiomar Miranda. 

Comente agora
28
Jan
Sucesso entre famosas, picolé de colágeno promete dar firmeza à pele
Postado por: Samile Macêdo / 18:07h

O verão já começou e muita gente anda procurando maneiras de driblar o calor. Quem não está trabalhando, vai à praia. Quem está, abusa do ar condicionado. E há também quem prefere se refrescar com algo gelado, como um sorvete ou um picolé. Para poder aproveitar as delícias da melhor estação do ano e permanecer com os nutriente em dia, a Sanavita, uma empresa de alimentação nutritiva e saudável, divulgou algumas receitas de picolés de colágeno, que já virou febre entre as famosas. A principal função do colágeno é dar firmeza à pele. Ou seja, as mulheres podem usar e abusar dessa proteína, para evitar o surgimento de rugas. O colágeno também contribui para o fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e para a hidratação da pele e dos intestinos. (Correio) Confira três receitas bem gostosas e nutritivas de picolés de colágeno:

Picolé de polpa de açaí, banana e Force Skin, Hair & Nails

1 polpa de açaí congelada (sem xarope de glicose)

1 banana média e madura

4 medidores de Forcee

70 ml de água

Bata tudo no processador e coloque pra gelar em forminhas.

Rende 5 picolés

Características: sem leite e derivados, sem açúcar, rico em antioxidantes e em proteínas.

Informação nutricional por porção: 1 picolé 

Comente agora
28
Jan
Reunião sobre a extinção da 4ª DIRES entre órgãos de saúde da região aconteceu hoje em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 17:40h

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) uma reunião entre órgãos de saúde das cidades da região em Santo Antônio de Jesus. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde do município e contou com a participação da Drª Silvia Brito, representante da Comissão dos servidores da 4ª DIRES. Em entrevista a Secretária de Saúde do município, Laurijane Mercês ressaltou a importância de um escritório regional na cidade e discutiu com diretores da região a extinção das DIRES e a promulgação de um único escritório na capital baiana. “Santo Antônio é uma cidade polo, sede desta microrregião e não poderíamos ficar de fora nem deixar que esta situação se perdure sem tomar posição”, fala. De acordo Mercês, prefeitos da região serão convocados para uma reunião onde serão discutidos parâmetros da saúde pública. Nesta reunião foi discutida a garantia da permanência de um escritório da secretaria estado, “sabemos da importância da DIRES não só aqui no município como também para todas as cidades da região e não queremos a extinção dos serviços ofertados”, salientou. Para a secretaria, não há definição de como os serviços serão ofertados a população no que diz respeito à distribuição de vacinas, vigilância epidemiológica e medicação de auto custo, “apesar da confirmação da entrega, iremos convocar o novo diretor de saúde para que ele nos esclareça essas mudanças”, completa.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
28
Jan
Ministério da Saúde vai distribuir camisinhas nos aeroportos de Rio, Recife e Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:42h

O Ministério da Saúde irá distribuir preservativos no carnaval durante todo país. Com o slogan "#partiuteste", diversos pontos do Brasil vão receber camisinhas, centros de testes e tratamentos em campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST). Cerca de 70 milhões de preservativos vão ser distribuídos pelo território nacional. Os aeroportos do Rio de Janeiro, Recife e Salvador vão receber displays instalados em banheiros. De acordo com o Ministério da Saúde, jovens entre 15 e 25 anos, gays, transexuais e profissionais do sexo são o público-alvo da campanha.

Comente agora
28
Jan
45% admitem fazer sexo sem camisinha
Postado por: Anacley Souza / 15:53h

Pesquisa do Ministério da Saúde com base em dados de 2013 mostrou que 94% da população sexualmente ativa reconhecem a eficiência da camisinha como prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), mas que 45% admitem que não recorreram ao método nos 12 meses anteriores ao levantamento. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (28), durante lançamento de campanha de prevenção de DST/Aids no carnaval, que aconteceu na sede da pasta federal. Segundo o ministério, os dados estão dentro do previsto e são semelhantes aos levantamentos de 2004 e de 2008. Na primeira pesquisa, 58% admitiam ter se relacionado sexualmente sem preservativo e 96,9% reconheciam a eficiência da camisinha. Em 2008, 48% declararam ter feito sexo sem preservativo e 96,6% tinham a percepção da importância na prevenção de doenças. “Isso significa, de maneira muito contundente, que não podemos continuar lidando na sociedade brasileira apenas com o preservativo. É uma mensagem muito clara. A camisinha perde seu espaço? Em hipótese alguma. Mas precisaremos lidar com outras estratégias”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Na pesquisa de 2004, a taxa de detecção entre jovens de 15 a 24 anos era de 9,6 casos por 100 mil habitantes. Em 2013, o índice subiu para 12,7 casos. Para o ministro, o avanço na qualidade de vida dos pacientes soropositivos resultou em uma geração com menos medo de contrair a doença. Como exemplo, ele citou artistas e personalidades que morreram em decorrência da Aids nos anos 1980 e serviram como “referência” para gerações anteriores. “Nós não podemos continuar desconsiderando essa mudança. Isso tem a ver com a história natural da doença, atualizada para os padrões de 2015.

Comente agora
28
Jan
Feira de Santana: Casos novos de Aids chegam a 242 em 2014
Postado por: Anacley Souza / 13:01h

O número de casos de HIV em Feira de Santana em 2014 cresceu 5% em relação a 2013. Segundo dados da secretaria de saúde do município, foram registrados 242 novos casos de Aids no ano passado, ante 230 contados em 2013. A pasta acredita que a maior oferta de testes de exames teria influenciado no aumento. Durante a campanha “Dezembro Vermelho”, informa o Acorda Cidade, mais de 400 testes rápidos foram feitos, o que identificou sete casos positivos. Segundo o levantamento, homens e mulheres jovens em idade reprodutiva apresentaram maior número de infectados, tendência mundial. No entanto, a pesquisa mostrou que os homens se contaminaram mais no ano passado, ao contrário do que ocorria em períodos anteriores. Outra informação é que a quantidade de bebês infectados durante o parto caiu. Segundo a coordenadora do programa de prevenção à Aids, Vanessa Sampaio, o problema é que as pessoas, principalmente os mais jovens, se comportam como se fossem imunes ao HIV. O comportamento está relacionado aos novos medicamentos que permitem que em caso de contaminação a pessoa leve uma vida normal, desde que siga as orientações do tratamento que será por toda a vida. (Bahia Notícias)

Comente agora
28
Jan
Sucos cítricos ajudam a evitar a formação de pedras nos rins
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:54h

Nem todo mundo gosta do verão e muito menos do calorão que atinge vários estados brasileiros. As grávidas são as que mais sofrem. Isso porque, de acordo com os médicos, a gravidez já aumenta normalmente a temperatura corporal das mamães de meio a um grau. O Bem Estar desta quarta-feira (28) falou sobre os efeitos do calor no corpo. Participaram do programa o ginecologista e consultor do programa José Bento e o nefrologista Décio Mion. As grávidas sofrem mais enjoo no calor porque ficam mais sensíveis aos efeitos hormonais. Para amenizar a temperatura, o nosso consultor orienta que as futuras mamães devem chupar gelo, picolé, comer frutas cítricas e precisam comer a cada três horas. E a atenção com hidratação deve ser redobrada. No verão, casos de pedra no rim aumentam 30%. Para prevenir o surgimento das pedras deve-se aumentar a ingestão de água e diminuir o consumo de sal, carnes e frituras. A perda de líquido corporal causada pelo suor e os excessos na alimentação influencia na quantidade de impurezas que os rins precisam filtrar. Por isso, mantenha-se hidratado, com ingestão média de dois a três litros de água por dia. Prefira sucos cítricos que originam o citrato, com ação que impede a formação de pedras. Evite os excessos de consumo de carne ou produtos de origem animal como manteigas. Nas refeições, diminua a ingestão de sal. Evite alimentos embutidos ricos em sódio, além de industrializados.

Comente agora
28
Jan
Substância da maconha canabidiol é incluída em lista de medicamentos com controle especial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:16h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (28) no Diário Oficial da União atualiza a lista de substâncias sob controle especial, que passa a incluir o canabidiol. A reclassificação foi anunciada pela diretoria colegiada da Anvisa no último dia 14. Por unanimidade, a agência decidiu que o canabidiol passaria a integrar a lista de substâncias de uso controlado e não mais a lista de substâncias proibidas.A maior parte dos diretores da Anvisa ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol e que há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave. Os diretores também ressaltaram que a reclassificação permite aos parentes atuar na legalidade, além de incentivar pesquisas sobre o tema. A Anvisa iniciou a discussão sobre a possibilidade da reclassificação da substância em maio de 2014. Na época, não houve decisão terminativa sobre a questão. Desde então, a agência vinha autorizando a liberação de importação do canabidiol em caráter excepcional. Em dezembro do ano passado, o Conselho Federal de Medicina já havia autorizado neurocirurgiões e psiquiatras a prescrever remédios à base de canabidiol para crianças e adolescentes com epilepsia e que não tiveram resultado com tratamentos convencionais. Extraído da cannabis sativa (maconha), o canabidiol, também conhecido como CBD, vem sendo usado no combate a convulsões provocadas por diversas enfermidades, entre elas, a epilepsia. Para os pais de crianças com a doença, a substância é sinônimo de qualidade de vida.

Comente agora
28
Jan
Campanha mostrará que uma vida saudável pode combater o câncer
Postado por: Samile Macêdo / 09:18h

A partir desta quarta-feira (28), a Fundação do Câncer desenvolve no Brasil campanha mundial com alertas que podem ajudar a combater um terço dos casos da doença. O movimento, que vai ocorrer nas redes sociais, tem como tema Está ao Nosso Alcance. Ele precede o Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 4 de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 576 mil brasileiros descobriram estar com a doença em 2015. Segundo Celso Rotstein, oncologista consultor da Fundação do Câncer, a doença é um fenômeno complexo causado pela junção de diversos fatores, inclusive genéticos, mas as pessoas podem fazer muito para evitá-la. Entre esses fatores estão o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo, que podem ser contornados. Criada pela União Internacional de Controle do Câncer, a campanha vai ressaltar que pelo menos um terço dos casos mais comuns da doença pode ser prevenido por meio da redução do consumo de álcool, da adoção de dietas mais saudáveis e do aumento da atividade física. O índice de cânceres que podem ser prevenidos ao parar de fumar chega a 50%. Rotstein conta que estudos já relacionam o consumo de gordura, por exemplo, em carnes e frituras aos cânceres de próstata, do reto e do intestino. Também existe a relação entre o câncer de mama e a obesidade. 

Comente agora
28
Jan
Termina nesta quarta-feira o prazo para que municípios solicitem profissionais do Mais Médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:49h

O prazo para os municípios se inscreverem e solicitarem profissionais do Programa Mais Médicos termina nesta quarta-feira (28). Nesta nova edição do programa, 1,5 mil prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. Prefeituras que receberam médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab 2014), que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social estão aptas a receber os profissionais.  Tiveram prioridade, por exemplo, as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no Semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas. As prefeituras podem fazer a solicitação através do site do programa. Já os médicos com registro no Brasil poderão se inscrever até amanhã (29). (BN)

Comente agora
28
Jan
Coordenador do CAPS em S. A. de Jesus fala sobre planejamentos da unidade para este ano
Postado por: Samile Macêdo / 08:19h

Há muitos pontos importantes sobre o Centro de Atenção  Psicossocial em Santo Antônio de Jesus que precisam ser esclarecidos, dentre eles a programação para o ano de 2015 a afirmação de que supostamente estariam ocorrendo desentendimentos entre os pacientes. A fim de solucionar esses questionamentos, Bruno Santos,  coordenador do setor de saúde mental do município, concedeu entrevista à rádio Recôncavo FM nesta terça-feira (27) dizendo que vários projetos estão em vista. “Fizemos o histórico dos problemas enfrentados durante o ano anterior para tentar solucionar em 2015. Estamos elaborando todas as programações tanto da luta anti manicomial, como o dia internacional da área de saúde mental , pretendemos estender o evento à população também para que haja um intercâmbio de conhecimentos. No total temos cerda de 260 pacientes, trabalhamos de segunda a sexta-feira das 07h às 17h em turno integral”, relatou.

Medicamentos na farmácia do CAPS e especialidades: De acordo com o entrevistado, agora há uma estabilidade no fornecimento de remédios e acerca dos profissionais que a unidade oferece ele destacou: Enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, fisioterapeutas ocupacionais.

Desentendimentos entre pacientes: Sobre o assunto, o coordenador disse que às vezes costumam haver desentendimentos entre os pacientes. “Ao ocorrerem a situação, procuramos verificar o prontuário para analisar a situação clínica e passamos o caso para observação do médico. O apoio da família para essas pessoas é essencial”, concluiu.

Contatos: (075) 3632-4420

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
28
Jan
Municípios têm até hoje para solicitar profissionais do Mais Médicos
Postado por: Samile Macêdo / 07:19h

Termina hoje (28) o prazo para os municípios se inscreverem no Mais Médicos. Nesta nova edição do programa, 1.500 prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. A adesão pode ser feita no site do programaEstão aptas a aderir as prefeituras que receberam médicos do Provab 2014, que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social. Tiveram prioridade, por exemplo, as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas. Criado em 2013, o programa levou médicos a 3.785 municípios, o que corresponde a  68% das cidades do país. Os 34 Distritos Sanitários Indígenas  também receberam profissionais. Os médicos com registro no Brasil poderão se inscrever até amanhã (29). (Correio)

Comente agora
27
Jan
Segundo pesquisa, 42% dos brasileiros só vão ao oftalmologista quando há desconforto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:56h
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Retina Brasil, ‘Saúde Ocular na 3ª Idade’, 52% entre os brasileiros entrevistados tem algum tipo de problema de visão, e, entre eles, 42% só buscam um especialista quando sentem algum desconforto. Ao comparar os dados com a pesquisa realizada em 2013, observa-se um aumento na negligência com a saúde ocular. Enquanto no ano passado, apenas 16% dos entrevistados procuravam um especialista apenas após sentir algum incômodo na visão, nesta pesquisa esse número subiu para 42%. O oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira da Retina e Vítreo, André Gomes, explicou que doenças oculares impactam diretamente o dia-dia de pessoas impedindo-as de executar tarefas do dia-a-dia como ler, escrever, reconhecer rostos e dirigir, o que colabora também com o aumento de quedas e de depressão. “A recomendação é que os indivíduos a partir dos 50 anos visitem o oftalmologista para fazer um checkup completo da visão”, disse Gomes.
Comente agora
27
Jan
Ruído intenso pode causar danos irreversíveis à audição humana
Postado por: Samile Macêdo / 18:42h

A poluição sonora invade de diferentes formas o dia-a-dia, seja com o ruído do trânsito, um canteiro de obras e até mesmo dentro de casa, com o secador de cabelo. Todos esses barulhos são inconvenientes para a saúde. E, dependendo do volume e da frequência, podem causar danos irreversíveis à audição. De acordo com a Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho, em 85 decibéis (dB) o tempo máximo de exposição é de 8 horas/dia. Existem 4 categorias de sons. Até aos 80 dB – som de um restaurante com movimento - não há qualquer risco para o ouvido, qualquer que seja o tempo de exposição. Até 90 dB – som de um cortador de grama - aproxima-se da zona nociva. De 90 dB a 115 – músicas ouvidas com fones de ouvidos - o sistema auditivo está em risco. Acima de 115 dB – som de um rojão - os ruídos provocam imediatamente lesões irreversíveis. De acordo com a fonoaudióloga Camila Quintino da Starkey do Brasil, líder mundial em tecnologia auditiva, dependendo da sensibilidade do indivíduo e do tempo de exposição ao ruído, os sintomas podem ser súbitos e geralmente irreversíveis. “A preocupação maior são as lesões que acontecem nas células auditivas caso a pessoa fique exposta ao ruído intenso, o que pode causar a surdez. Essas células possuem um número limitado e, quando danificadas, não se regeneram. Além disso, os efeitos da exposição aos sons altos são estresse, depressão, dores de cabeça, perda de memória e cansaço”, comenta Camila.

Comente agora
27
Jan
Cãibra noturna é mais comum no verão, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 17:41h

Um estudo publicado nesta segunda-feira revelou que as cãibras noturnas são duas vezes mais comuns no verão do que no inverno. A descoberta, feita por pesquisadores das universidades de Alberta e da Columbia Britânica, no Canadá, está no periódico Canadian Medical Association Journal. Pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de contabilizar as prescrições de quinino, substância recomendada no tratamento de cãibras, para canadenses com mais de 50 anos entre 2001 e 2007. Além disso, eles monitoraram a quantidade de buscas por “cãibras nas pernas” feitas no Google nos Estados Unidos e na Austrália. Tanto a prescrição de quinino quanto as buscas na internet foram maiores durante o verão (julho na América do Norte e janeiro na Oceania). A descoberta pode ter implicações clínicas. “Em países onde o quinino é usado para tratar cãibras noturnas, médicos podem recomendar que seus pacientes não tomem a substância durante os meses de frio”, escreveram os autores.

Comente agora
27
Jan
Casa de Apoio em Salvador fornecerá ajuda a pacientes santoantonienses que necessitam de quimioterapia e radioterapia
Postado por: Samile Macêdo / 15:30h

É possível refletir na tamanha dificuldade enfrentada até então para as pessoas portadoras de câncer em Santo Antônio de Jesus conseguirem se deslocar várias vezes para realizar tratamento na capital baiana, ir e vir que se torna bastante cansativo, mas é muito bom saber que a ansiedade dos órgãos de saúde e da população santoantoniense  para obter a solução para esse problema finalmente terá fim, pois a sonhada casa de apoio para pacientes portadores de câncer e que precisam de uma quimioterapia e radioterapia em Salvador foi conseguida. A Secretária de Saúde do município, Laurijane Mercês conversou com a rádio Andaiá FM nesta terça-feira (27) sobre o benefício. De acordo com a secretária, já foi feito contato com a casa de apoio existente em Salvador e a tentativa de manter a parceria está sendo contínua, “mas caso não seja possível fazer um convênio com a Casa existente, vamos verificar um imóvel para alocar os pacientes, parentes e motoristas a fim de oferece rum serviço ainda melhor para essa população que tanto precisa desse serviço, caso não consigamos um acordo com a instituição já existente, iremos ver a outra maneira para que essa população seja atendida”, destacou. A entrevistada pontuou que atualmente são mais de duas vans que comportam pessoas que precisam de tratamento fora de seus domicílios o que torna a necessidade de disponibilizar o serviço, o qual por enquanto ainda não é disponibilizado na cidade. “Temos o projeto de pleitear atendimentos oncológicos no município, inclusive uma empresa se propôs a construir a iniciativa junto conosco para que possamos brevemente ofertar esses atendimentos para a comunidade. Queremos avançar sempre, fazendo o melhor para fortalecer o setor de saúde em Santo Antônio de Jesus”, concluiu. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
27
Jan
Ministro quer consolidar Mais Médicos e ampliar vagas em cursos de medicina
Postado por: Anacley Souza / 15:14h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, oficializou hoje (27), durante reunião do Conselho Nacional de Saúde, as prioridades da pasta para a nova gestão. Segundo ele, as metas incluem a consolidação do Programa Mais Médicos e a ampliação de vagas para cursos de medicina, em parceria com o Ministério da Educação. De acordo com Chioro, a ideia é fortalecer e qualificar a rede de atenção básica de saúde, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo ele, o orçamento deste ano para o setor já prevê, por exemplo, recursos para reforma, construção e ampliação de pelo menos cinco mil unidades básicas de saúde. Outra proposta lembrada pelo ministro é a agenda de promoção à saúde, por meio de ações relacionadas ao enfrentamento da obesidade, combate ao tabagismo e à alimentação saudável. Aos conselheiros, Chioro reafirmou estratégias já anunciadas para valorização do parto normal na rede privada e também no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme Arthur Chioro, o ministério enfrentará problemas como o aumento das internações e mortes provocadas por acidentes de trânsito e pela violência, “sem se descuidar do enfrentamento de situações endêmicas”, como dengue, febre chikungunya e malária. O ministro também citou a atenção hospitalar.

Comente agora
27
Jan
Mulher de Adriana Calcanhotto, Suzana de Moraes morre no RJ
Postado por: Anacley Souza / 13:09h

A atriz e cineasta Susana Moraes, de 74 anos, morreu nesta terça-feira. Filha de Vinicius de Moraes, Susana sofria de câncer no endométrio. Ela se casou em 2010 com a cantora Adriana Calcanhotto, oficializando uma relação que durou mais de 25 anos. Susana estava internada na clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 5 de janeiro. Segundo o oncologista Bruno Nahoum, às 5h desta terça-feira, Susana foi vítima de infecção respiratória em decorrência do câncer. No ano passado, em entrevista a Ana Maria Braga no programa "Mais você", Adriana comentou sua relação com Susana e a luta da mulher contra o câncer. Como atriz, Susana participou de produções como "O gigante da América", de Júlio Bressane, de 1978, e da série "Véu de noiva", exibida pela TV Globo em 1969. (Globo)

Comente agora
27
Jan
A cada dez anos com colesterol alto, risco de infarto cresce 40%
Postado por: Anacley Souza / 12:54h

Um novo estudo revelou que, a cada dez anos em que uma pessoa vive com a taxa de colesterol elevada, o risco de ela sofrer uma doença do coração aumenta em quase 40%. A descoberta foi relatada nesta segunda-feira no periódico Circulation, da Associação Americana do Coração. Pesquisadores analisaram dados de 1 478 adultos sem doenças cardiovasculares aos 55 anos e calcularam o tempo em cada um deles tinha o colesterol elevado e o risco de sofrer um infarto ou um derrame. Entre os 389 voluntários que viviam com o índice elevado de um a dez anos, a probabilidade era de 8,1%. Já entre os 577 voluntários que tinham colesterol alto de onze a vinte anos, o risco subia para 16,5%. Dos participantes que não tinham problemas de colesterol, 512, o risco era de 4,4%. A cada década de exposição ao colesterol elevado, a probabilidade de sofrer uma doença cardiovascular crescia em 39%, sugerindo que o malefício do colesterol elevado é cumulativo. “Nunca é cedo demais para um jovem adulto falar com seu médico sobre doenças do coração e adotar medidas de controle de colesterol, como dieta, prática de exercício e, em alguns casos, remédios”, afirma Ann Marie Navar-Boggan, líder do estudo e cardiologista do Duke Clinical Research Institute em Durham, nos Estados Unidos. “As placas que se desprendem das artérias e causam ataques cardíacos levam anos para se desenvolver. O que acontece nas suas veias, especialmente no seu nível de colesterol aos 30 e 40 anos, afeta sua saúde cardíaca aos 50, 60 e 70 anos.” (Revista Cardiol)

Comente agora
27
Jan
Confira lista com 7 armadilhas escondidas nos planos de saúde
Postado por: Samile Macêdo / 08:10h

O acesso à saúde de qualidade ainda não deixou de ser um problema no Brasil. Mas o cenário de descaso e dificuldades, que antes se limitava aos serviços públicos, chegou aos atendimentos privados ou de usuários de planos médicos. Nos últimos anos, empresas da saúde suplementar têm sido alvo de investigações e fiscalização decorrentes de reajustes abusivos, má prestação ou negativa de serviços. Além disso, muitas vezes encabeçam os rankings dos Procons nacionais pelos mesmos motivos. A pedido do iG, a especialista em direito à saúde Renata Vilhena Silva, do escritório Vilhena Silva Advogados, fez uma lista com os principais problemas enfrentados pelos usuários de planos de saúde. Confira abaixo:

Planos coletivos – não têm o aumento anual regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e fazem reajustes muito acima da inflação. Em 2014, a média de aumento nesse tipo de serviço ficou em 18%, enquanto a inflação oficial (medida pelo IBGE) subiu 6,41% . 

Reajuste por antecipação de mudança de faixa etária – para não infringir as regras, alguns planos tentam burlar o sistema e aplicam a alteração excessiva aos 56 ou 59 anos. Os acréscimos por faixa etária são legais e estão previstos na lei dos planos de saúde. Entretanto, algumas operadoras abusam do valor e chegam a impor reajustes acima de 100%. Estas questões são cada vez mais discutidas na Justiça. 

Comente agora
27
Jan
Checar o e-mail com menos frequência ajuda a combater o estresse
Postado por: Samile Macêdo / 07:24h

Se você tem o costume de checar o e-mail de hora em hora, melhor pensar duas vezes. Afastar-se de sua caixa de entrada é uma boa ideia e não apenas por uma questão de produtividade, mas também pela sua saúde. Uma nova pesquisa descobriu que, quanto menos faz isso, menos estressado você fica. Em um experimento realizado pelos pesquisadores Kostadin Kushlev e Elizabeth Dunn, os participantes foram instruídos a mudar a forma como eles lidavam com e-mail durante duas semanas. Na primeira, foi colocado um limite de vezes em que eles poderiam acessar a ferramenta: no máximo três ao dia. Na seguinte, eles poderiam verificar quantas vezes quisessem. Os pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que na semana em que o uso do e-mail foi restrito, os participantes tiveram o estresse diário reduzido se comparado à semana em que eles verificavam com mais frequência. O curioso é que o ato de checagem parece automático. A maioria dos chefes, funcionários e empresas ainda não encontrou uma maneira de gerenciar esse costume. Se você define horários fixos, como, por exemplo, às 10h, 13h e 17h, as coisas podem ficar mais controladas. Outro ponto que pode ajudar é manter uma lista de e-mails que você precisa enviar e faça tudo de uma vez, em vez de entrar inúmeras vezes. Comece a perceber quanto tempo você gasta com esta tarefa. O resultado pode ser surpreendente. 

Comente agora
26
Jan
Pesquisadores brasileiros descobrem proteínas analgésicas em café
Postado por: Samile Macêdo / 20:02h

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Embrapa descobriram fragmentos de uma proteína no café que tem um efeito parecido ao da morfina, com qualidades analgésicas e ansiolíticas. Em experimentos com camundongos, os cientistas perceberam que os peptídeos descobertos têm mais tempo de duração desses efeitos que o medicamento propriamente dito. O pedido para patentear foi feito em agosto de 2014 e encaminhado ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). As informações são do jornal O Globo. A pesquisa foi feita pelo pesquisador Carlos Bloch Júnior e pelo estudante Felipe Vinecky, no Departamento de Biologia Molecular da UnB e na Embrapa. Vinecky e Bloch perceberam que algumas sequências de genes tinham fragmentos internos (encriptados) com estrutura de opióides endógenos de humanos, como, por exemplo, a encefalina. Dessa forma, os pesquisadores decidiram avaliar suas funções e descobrir os efeitos fisiológicos que geram em mamíferos. Para chegar aos resultados esperados, os cientistas simularam uma digestão humana in vitro, com a maior parte da semente do café. Em seguida, foram feitos os testes em ratos na Universidade de Brasília, para, enfim, comprovar o efeito similar ao da morfina. E foi constatado que o efeito anestésico é ainda maior que o do remédio, cerca de quatro horas a mais. “Mal comparando, seria como uma Matrioshka (boneca russa) molecular. Dentro da molécula maior existem outras menores, porém com formas e atividades diferentes da maior de todas ou da maior imediatamente anterior”, disse Carlos Bloch.

Comente agora
26
Jan
9 dicas para quem quer começar a correr para manter a forma e a saúde
Postado por: Samile Macêdo / 18:14h

Correr é uma ótima opção de atividade física para quem quer manter a forma e a saúde em dia. A cada dez minutos de corrida em ritmo leve/moderado é possível queimar, em média, cem calorias. Além disso, este exercício também ajuda manter o coração forte, melhora o sono, acelera o metabolismo e melhora o humor. Veja abaixo nove dicas da RX Assessoria Esportiva para quem quer começar a correr.

1. Avalie suas condições físicasAntes de iniciar qualquer tipo de exercício é preciso fazer um acompanhamento. Portanto, visite um médico e explique quais são as suas intenções no esporte. Ele pedirá exames e verificará quais são as condições do seu organismo, para estabelecer limites e manter a saúde em dia. Consulte também um especialista em educação física para uma avaliação corporal, que calculará todas as medidas do corpo. Este preparo é importante para que você acompanhe os avanços físicos, estabeleça metas e tenha mais motivação para continuar no esporte. Tenha sempre o acompanhamento de um profissional.

2. Comece devagarNenhuma pessoa começa a correr longas distâncias de um dia para o outro. Comece com treinos mais leves e vá aumentando gradativamente. “A fase de adaptação nada mais é do que um período em que você acostumará seu organismo à pratica de atividade física, seu corpo sairá do estado de sedentarismo para iniciar o estado ativo”, explica o Prof. Rodrigo Xavier, na página da assessoria. Uma dica importante é não desistir. Os resultados aparecerão aos poucos. Persista. 

Comente agora
26
Jan
Hidratação, alimentação e exercícios leves devem ser prioridades no verão
Postado por: Samile Macêdo / 17:54h

A estação das altas temperaturas já começou e o calor é forte em todo o país. Segundo a agência Climatempo, a estação deve ser marcada pela intensidade de calor mais alta que a média dos últimos anos, e pela entrada de um ar mais seco. Toda essa mudança climática exige cuidados com a hidratação, alimentação e com o corpo. De acordo com a médica, Fátima Lorena Mendes, o verão exige cuidados específicos para evitar danos à saúde e o primeiro deles é, sem dúvida, a hidratação. “Não é recomendado esperar “sentir sede” para ingerir líquidos, pois esta é uma sinalização do organismo de que já há algum grau de desidratação. E para quem pratica exercícios, é importante está atento à hidratação antes, durante e depois de toda atividade física”. Mas, afinal, qual é a quantidade de água que deve ser ingerida nessa época? E a alimentação, como deve ser? A água, segundo a médica, é o componente que se encontra em maior quantidade no nosso organismo, cerca de 60% do peso corporal. “Perdemos, naturalmente, em torno de 2000 a 2300 ml de água por dia, através da transpiração e de secreções do trato respiratório. Como não há estoque corporal autossuficiente, precisamos repor”. A especialista afirma que o quantitativo de reposição é muito particular, porém uma quantidade razoável é de 2500 a 3000 ml por dia. Já a alimentação deve ser leve, assim como as roupas a fim de facilitar a transpiração.

Comente agora
26
Jan
Pesquisa revela que obesidade atinge mais brasileiros entre 56 e 65 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:51h

Os brasileiros estão cada vez mais gordos, e a luta com a balança aumenta perto dos 60 anos. A pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica também mostra o que leva as pessoas a perder a guerra da balança. Além da fome, as pessoas responderam que comem muito além do que precisam por ansiedade, preocupação e tristeza. E sabe aquela sensação que todo mundo tem de que quem casa, engorda? Veja só o que o levantamento concluiu. A pesquisa mostrou ainda que a obesidade mórbida atinge 4% da população.

Comente agora
26
Jan
Terceirizados do Hospital Geral de Conquista cobram salários atrasados
Postado por: Anacley Souza / 14:48h

Servidores terceirizados que trabalham no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (26). Eles reclamam que estão com três meses de salários atrasados. A manifestação ocorre em dia de visita do secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas. Munidos de cartazes, servidores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA) entoaram o coro: “Socorro: Estou sem salário”. De acordo com o Blog do Anderson, o titular da pasta estadual afirmou que o problema se arrasta por conta do contingenciamento de recursos por parte do governo federal, questão que deve ser resolvida a partir do próximo mês, informou. (Bahia Notícias)

Comente agora
26
Jan
Confirmada primeira morte de dengue em Jequié em 2015
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:44h

Um exame confirmou a primeira morte por dengue em Jequié, no sudoeste do estado, em 2015. A vítima foi um homem de 42 anos, morador do bairro KM 14, que faleceu no Hospital Geral Prado Valadares. Segundo o Blog Marcos Frahm, a informação foi confirmada pela prefeita, Tânia Britto (PP). Depois da confirmação do primeiro caso de óbito, a prefeita convocou uma coletiva para tratar do assunto. No bairro KM 04, onde a vítima residia, é registrado um alto índice de infestação da dengue, 11,76%, aproximadamente 12 vezes maior que o estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. 

Comente agora
26
Jan
90% dos municípios baianos aderiram ao programa "Mais Médicos"
Postado por: Samile Macêdo / 08:15h

Após um ano e meio da implantação do Programa do Governo Federal Mais Médicos, a Bahia se tornou o mais beneficiado com 90% dos municípios que aderiram ao projeto, dando suporte principalmente a atenção básica do estado. O Programa foi implantado em agosto de 2013 e ao todo, 1320 médicos estão atuando no Estado, e 250 fazem parte do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Deste total, 1.087 são Cubanos, 51 de outras nacionalidades e cerca de 200 brasileiros. Todos recebem uma bolsa de R$ 10. 457. Conforme Cristiano Toster, Diretor de Atenção Básica do estado, os números da Bahia são bastante positivos. “A adesão ao programa é muito proveniente da demanda de cada município. Na Bahia conseguimos avançar muito, é o estado que tem, proporcionalmente, o maior quantitativo de médicos do Brasil. Isso se dá também devido ao trabalho da própria Sesab”, pontuou. Toster explica também que com os serviços de atenção básica, as demandas de internação hospitalar reduziram em diversos municípios.. “O município de Uauá, por exemplo, Norte do Estado, está com dificuldade de manter o hospital porque não tem demanda de internamento, já que as pessoas são atendidas no programa de atenção básica”, disse. Ele explica que a cobertura de Atenção Básica cresceu 7% em um ano, e atingiu o patamar considerado na média mundial.

Comente agora
25
Jan
Muricy melhora e vai sair do hospital no início da semana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:11h

O Técnico Muricy Ramalho vai voltar ao comando do São Paulo em breve. Ele está internado em um hospital da capital paulista desde a última quinta-feira, por causa de uma diverticulite aguda, mas tem evoluído seguidamente e, neste domingo, teve a primeira previsão de alta. O boletim médico divulgado hoje foi animador: "o Hospital São Luiz Morumbi informa que o técnico do São Paulo Futebol Clube, Muricy Ramalho, continua internado e está sob os cuidados do médico-cirurgião Alexander Morrel. O paciente apresenta boa evolução e passa bem. A previsão de alta é para o início da semana". Muricy vinha se queixando de dores na região abdominal há alguns dias. O treinador foi levado ao Hospital São Luiz na manhã de quinta e, depois de passar por uma bateria de exames, acabou constatado com diverticulite - inflamação que se manifesta basicamente no intestino grosso, órgão responsável pela absorção de água, armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão. O treinador vem sendo medicado com antibióticos. Assim, quem comandou o São Paulo nos jogos contra Vasco (sexta) e Flamengo (domingo), em Manaus, pela amistosa Super Series, foi o auxiliar Milton Cruz.

Comente agora
25
Jan
Estudo sugere que o cérebro treina o corpo a queimar gordura
Postado por: Samile Macêdo / 17:01h

O cérebro poderia ser uma poderosa ferramenta de queima de gordura, dizem os cientistas da Universidade Monash em Melbourne, responsáveis pela descoberta de que dois hormônios produzidos naturalmente interagem para converter a gordura branca armazenadora na “boa” gordura marrom, queimada para produzir energia. “Transformar gordura branca em marrom é uma nova e muito excitante abordagem no desenvolvimento dos agentes de perda de peso”, diz Tony Tiganis, autor principal do estudo e professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. “Eventualmente, achamos que poderemos ajudar as pessoas a perderem peso mirando nessas duas enzimas. Uma das enzimas, a leptina, é um supressor do apetite gerado nas células de gordura, a outra é a insulina, produzida no pâncreas quando os níveis de glucose no sangue começam a subir. A pesquisa do professor Tiganis mostra que os dois hormônios agem juntos e estimulam um grupo de neurônios chamados de Pró-opiomelanocortina (POMC) – no cérebro para converter a gordura de branca para marrom, iniciando assim o processo de queima de gordura.

Comente agora
25
Jan
Idosos devem redobrar a atenção com a alimentação
Postado por: Samile Macêdo / 11:02h

O evelhecimento é parte do processo biológico natural. Entretanto, não é apenas a aparência que começa a se modificar; junto com ela, o metabolismo fica mais lento e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados, em particular com a alimentação. Para evitar possíveis problemas relacionados com a má digestão, esta atenção deve ser ampliada a partir da chamada "terceira idade". De acordo com a nutricionista Vanderlí Marchiori, todos os alimentos com excesso de gorduras, proteínas e açucares dificultam a digestão. Por outro lado, as frutas como abacaxi, mamão e maçã auxiliam, assim como todas as verduras verde escuras.

Medicamentos - Outro aspecto importante é com relação aos medicamentos. Segundo Vanderlí, eles podem interferir na saúde do aparelho digestivo. "Qualquer medicamento requer um processo de absorção e metabolização que passa pelo fígado. Com isso, há piora significativa de digestão de gorduras" , explica a nutricionista. Uma dica simples que resulta na melhora do funcionamento do aparelho digestivo é a adoção de uma alimentação balanceada. Foi o caso do feirante Carlos Chaves de Almeida, de 74 anos, que há seis anos teve que modificar os hábitos alimentares após ser identificado com gastrite. 

Comente agora
25
Jan
Uso ilegal do canabidiol pode causar até 15 anos de prisão
Postado por: Samile Macêdo / 10:23h

O canabidiol, substância presente na maconha e que não possui efeito alucinógeno, foi liberado para fins medicinais e terapêuticos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira (14.01). Quando chegarem às farmácias, os medicamentos que usarem o composto serão controlados e precisarão de receitas para serem vendidos. Segundo a Polícia Federal (PF), quem for pego comercializando ou adquirindo o produto ilegalmente, estará passivo de prisão em flagrante por tráfico de drogas com penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão. Nas próximas semanas, a Anvisa deverá irá expedir normas para que laboratórios possam fabricar medicamentos com a substância, além de uma resolução para facilitar a importação do produto. No Brasil, apenas um laboratório estrangeiro pediu o registro no órgão regulador para importar e comercializar um remédio com a matéria prima. Apesar da exclusão do canabidiol da lista de substâncias proibidas no Brasil, o processo para importar produtos à base do composto em associação a outras substâncias derivadas da maconha permanece o mesmo e exige autorização excepcional da Anvisa. Além disso, o cultivo da planta continua proibido no Brasil. Dentre os 17 países que já aprovaram substância da maconha para fins medicinais estão o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Espanha, Itália, Israel, Uruguai, Chile, Bélgica, Finlândia, França, Dinamarca, Romênia e Suíça. (iG)

Comente agora
25
Jan
Dia de combate a hanseníase: Saiba como identificar e cuidar da doença
Postado por: Samile Macêdo / 09:18h

O último domingo do mês de janeiro é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) o Dia Nacional de Combate à Hanseníase, uma das doenças de pele mais antigas da história da medicina. Você saberia identificar os sintomas da hanseníase? A doença infecciosa é contagiosa e causa manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele com sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. É normal também ocorrer sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular, por exemplo, como ter dificuldade para segurar objetos. Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, a hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada. Em dez anos, o Brasil registrou uma queda de 68% nos casos de hanseníase. Em 2013, para cada 100 mil habitantes, menos de 16 são diagnosticados com a doença. Antes este número era de aproximadamente 30 pessoas. Em relação ao ano de 2014, dados preliminares apontam números ainda menores, de 12,14 por 100 mil habitantes, correspondendo a 24.612 casos novos da doença no país. Na população menor de 15 anos houve registro de 1.793 casos. Alcione Fonseca conta que sua mãe, Maria Ednalva Fonseca da Silva, 67 anos, foi diagnosticada com hanseníase e passou seis meses em tratamento. 

Comente agora
24
Jan
Frutas cítricas podem causar queimaduras de terceiro grau, alerta especialista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:52h

s frutas cítricas são ótimas opções para refrescar e hidratar o corpo durante o verão, entretanto, em contato com a pele durante a exposição ao sol, podem causar queimaduras de terceiro grau. De acordo com a dermatologista Anália Franco Samar Harati, frutas como, limão e caju possuem uma substância chamada psoralênica que pode queimar a pele. “Caso a pessoa tenha contato com líquidos como estes, ela deve lavar bem a pele, não se esquecendo das áreas em que o líquido apenas respingou. Além de passar o protetor solar adequadamente”, recomenda a especialista. Ela salienta que é preciso ter cuidado durante todo o ano para prevenir manchas na pele, mas diz que o cuidado deve ser redobrado durante o verão. Ela indica o uso de roupas longas, chapéus e óculos escuros como barreiras físicas para evitar o aparecimento de manchas na pele. “Prevenir é o melhor remédio para evitar o aparecimento ou o aumento de manchas no rosto e em outras partes do corpo. Além do uso contínuo do protetor solar — que deve ser reaplicado a cada duas horas — é preciso tomar alguns cuidados para manter a pele intacta com a chegada do sol mais forte do verão”, conta. (BN)

Comente agora
24
Jan
Açaí é aliado contra o câncer e reduz o colesterol
Postado por: Samile Macêdo / 16:11h

O açaí é considerado mundialmente um dos mais potentes alimentos antienvelhecimento. O frutinho de um roxo intenso é um arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. É rico em polifenóis que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol. Esta superfruta ainda é fonte de fibra, e para uma boa saúde o intestino precisa funcionar bem.

Antioxidante poderosoAçaí é recheado com antioxidantes (Journal of Agricultural and Food Chemistry 2008). Ele contém um alto teor de compostos polifenólicos como o resveratrol, antocianidina, ácido ferúlico, delfinidina e petunidina; e também contém taninos como epicatequina e ácido elágico. Os antioxidantes ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce. O índice ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity ou capacidade de absorção dos radicais oxidantes) é um método de quantificação da capacidade antioxidante de alimentos.

Comente agora
24
Jan
Anabolizantes fazem crescer os músculos sob risco de câncer e infarto
Postado por: Samile Macêdo / 15:21h

Músculos volumosos, que chamam a atenção, são o sonho de quem pega pesado na academia. Mas nem todo mundo tem paciência para seguir o treino sem falhas e esperar os resultados aparecerem - na dúvida entre desistir dos exercícios e alcançar músculos fortes, tem quem acabe buscando os esteroides anabolizantes como alternativa para conseguir resultados mais rápidos. "Essas drogas, apesar de serem ilegais, são facilmente encontradas", afirma a cardiologista Luciana Janot, do programa de cardiologia do Hospital Albert Einstein. Em geral, as fórmulas são derivadas da testosterona, o hormônio sexual masculino, e causam a retenção de líquidos - daí o inchaço da musculatura. Os hormônios do crescimento (HGH), naturalmente produzidos pela hipófise, também têm sido usados como anabolizantes. "Devido à dose extra de hormônios, o metabolismo celular aumenta, surge o inchaço e os exercícios intensos provocam hipertrofia muscular", afirma a cardiologista. Nem mais fortes os músculos ficam, já que o aumento das fibras não é resultado de esforço, mas do acúmulo de líquidos - a ilusão até pode gerar lesões se a carga de peso for aumentada sem cuidado. Os riscos para a saúde, incluindo o perigo de morte, são muitos. Se você ainda tem alguma dúvida relacionada aos perigos dos anabolizantes, veja os alertas dos especialistas e abandone imediatamente essa ideia. 

Comente agora
24
Jan
Salvador registra aumento de 20% nos casos de hanseníase
Postado por: Samile Macêdo / 10:51h

Em alusão ao Dia Mundial da Hanseníase, lembrado em 28 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), promove entre 26 e 30 de janeiro mais uma edição da Semana de Mobilização para o Controle da doença. Durante toda a semana serão realizadas atividades educativas em diversas unidades de saúde do município e o Elevador Lacerda será iluminado com a cor verde. O objetivo é aumentar o diagnóstico precoce e a busca ativa de sintomáticos dermatológicos pelos agentes comunitários de saúde, além de promover palestras e rodas de discussão sobre o tema para a sensibilização da população sobre os sintomas da doença. Em Salvador, foram registrados no ano passado 340 casos de hanseníase, um aumento de quase 20% em relação à 2013, quando foram notificadas 273 ocorrências. De acordo com Ênio Soares, subcoordenador da Vigilância Epidemiológica do município, o crescimento do número de casos é atribuído a intensificação das ações da SMS para busca ativa de novos casos. “O crescimento de notificações da patologia não quer dizer que tivemos maior incidência de hanseníase na cidade. Nos últimos dois anos Salvador avançou consideravelmente no setor de atenção básica e mais pessoas tiveram acesso aos postos de saúde, fato que contribuiu para a identificação de novos acometidos.

Comente agora
24
Jan
Riachão do Jacuípe em alerta com aumento de casos de chikungunya
Postado por: Samile Macêdo / 08:57h

Com o alerta e a insegurança da população por conta do frequente aumento da incidência da febre chikungunya na cidade de Riachão do Jaucípe, distante 186 km de Salvador, autoridades locais se reuniram ontem (22) para debater a forma de combate e prevenção da doença. Até o meio dessa semana, segundo dados técnicos, haviam sido notificados 739 casos suspeitos, com oito confirmados por critério laboratorial, 199 casos por critério epidemiológico e 532 encontrava-se em investigação. Os bairros jacuipenses que lideram os registros dos casos suspeitos são Barra do Vento (121), Bela Vista (52), Centro da cidade (33) e Alto do Cruzeiro (11). O encontro foi organizado pelo ex-secretário de Saúde de C. do Coité e deputado estadual eleito Alex Lopes (PMDB), conhecido por Alex da Piatã. O peemedebista, representante da região, articulou o debate com a prefeita Tânia Matos (PDT), a secretária municipal de Saúde Daniela Carneiro, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edna Carneiro, além de representantes da vigilância sanitária, vereadores, agentes de saúde e do padre Alexandro Nonato. Mesmo os números oficiais apontarem um estado alarmante, as autoridades acreditam que o nível de infecção pode ser maior e famílias inteiras sofrem da febre e não procuram os médicos, na maioria dos casos, por desinformação. Eles temem que a chikungunya possa se proliferar nos municípios e distritos circunvizinhos. 

Comente agora
23
Jan
Cigarro eletrônico pode ser cancerígeno, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 15:47h

Os efeitos nocivos do cigarro eletrônico para saúde foram detalhados em um novo estudo divulgado pela Universidade do Estado de Portland, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, o líquido que cria o vapor tragado pode formar uma substância cancerígena, o formaldeído. A substância, no entanto, não aparece caso o cigarro seja usado em baixa voltagem (3,3 volts). Caso o usuário regule por uma corrente mais alta, a partir de 5 volts, a substância começa a se formar. Os pesquisadores afirmam ainda que o usuário de cigarro eletrônico que traga todo dia cerca de 3 ml desse líquido vaporizado aquecido ao máximo absorve 14 miligramas de formaldeído. Já quem fuma um maço de cigarro por dia absorve cerca de três miligramas. A Organização Mundial de Saúde já havia alertado sobre o perigo do uso de cigarros eletrônicos em locais públicos, em agosto. O alerta foi julgado exagerado por alguns especialistas, que consideram a versão eletrônica menos nociva que o cigarro comum - que contém cerca de 4 mil substâncias tóxicas.

Comente agora
23
Jan
Presença do parceiro pode piorar a dor do parto, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 14:01h

Um estudo mostrou que, para algumas mulheres, a presença do parceiro na hora de dar à luz pode tornar o evento mais doloroso, em vez de trazer conforto. Psicólogos descobriram que mulheres que evitam relacionamentos muito próximos sentiram mais dor quando acompanhadas na hora do parto. A pesquisa, publicada neste mês no periódico Social Cognitive and Affective Neuroscience, teve a participação de 39 mulheres heterossexuais. Os cientistas ativaram um laser em um de seus dedos, que provocava uma dor tolerável. Em sessões de 90 minutos, elas avaliavam a intensidade da dor que sentiam, inclusive quando seu parceiro estava no recinto, ao mesmo tempo em que sua atividade cerebral era monitorada. Antes do início da sessão, cada participante havia respondido um questionário para determinar se elas buscavam ou evitavam proximidade no relacionamento. Comparando os resultados, os cientistas notaram que as mulheres que precisavam de menos intimidade emocional em seus relacionamentos sentiram mais dor quando o parceiro estava junto. A presença do acompanhante, porém, não teve nenhum efeito sobre a dor das mulheres que buscam relacionamentos íntimos. Aikaterini Fotopoulou, diretora do centro de neuropsicanálise da University College London e integrante da equipe que realizou o estudo, afirma que esses resultados desafiam a concepção comum de que as pessoas se sentem melhor se têm uma companhia íntima durante um procedimento doloroso. Os pesquisadores ainda não sabem como explicar esse fenômeno, mas acreditam que mulheres com menos confiança no relacionamento podem preferir evitar se expor em uma situação tão vulnerável.

Comente agora
23
Jan
Veja10 dicas para não desistir da academia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:31h
 Agora é para valer: nada de colocar o despertador na soneca, deixar para o dia seguinte ou culpar a falta de tempo. Confira truques incríveis da psicóloga do esporte, Carla Di Piero, de São Paulo, para você parar de pagar a academia sem ir treinar:

1. Descubra o exercício que combina com você

Escolha uma atividade que gosta, tem afinidade e que, acima de tudo, sinta prazer em praticar. Isso ajuda a você persistir no exercício e conseguir os resultados que deseja.

2. Comece pelo básico

No primeiro dia de academia, comece pelos exercícios mais simples e vá aumentando a dificuldade apenas quando você perceber que entrou na sua zona de conforto.

3. Coloque o exercício na sua agenda

Eleja dias e horários fixos para se exercitar. A atividade física precisa de um tempo determinado (e espaço!) na sua agenda. Reserve esse momento para cuidar de si.

4. Estabeleça uma meta semanal

Comente agora
23
Jan
Doação de sangue poderá ser feita em todas as unidades do SAC
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:44h

Quem já está costumado a resolver parte dos problemas burocráticos nas unidades do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) já pode adicionar mais uma tarefa: a doação de sangue. Segundo entrevista do secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, à Rádio Metrópole, dentro de dois meses todas as unidades do SAC terão um posto do Hemoba para fomentar a coleta na Bahia. De acordo com a entrevista concedida à Metrópole, Vilas-Boas afirmou que o primeiro posto será inaugurado em Cajazeiras. “Isso vai se tornar realidade. Dentro de 60 dias, o posto inicial de coleta de sangue, no SAC de Cajazeiras, vai ser inaugurado. Depois implantaremos no Shopping Barra e no Bela Vista”, contou. Na tarde de ontem, a Tribuna tentou contato com o secretário estadual da saúde para obter mais informações sobre a ação, mas não obteve êxito. Segundo informações do Hemoba, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% da população de um país deve doar sangue. No Brasil, o percentual de doadores está em torno de 1,7%, muito abaixo do que é considerado ideal. Essa realidade não é diferente quando se trata do Estado da Bahia, que opera com o estoque inferior ao mínimo necessário, cerca de 1% de doadores.

Comente agora
23
Jan
Saúde bucal na gravidez: problemas aumentam risco de parto prematuro
Postado por: Samile Macêdo / 09:56h

Ginecologista, cremes contra estrias, roupas mais largas. Quarto do bebê, nome que combina melhor, contas e tantos “etc” que a lista de pendências da mulher grávida ganha quilômetros de extensão. Quase sempre, é verdade, a boca é esquecida. A visita ao dentista passa em branco e problemas graves para a gestação ficam mais próximos. A importância da saúde bucal das futuras mamães é tanta que elas foram o foco do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), realizado no último final de semana na capital paulista. Entre os temas apresentados, a pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora, a dentista Thalita Miana, abordou que problemas simples na boca, como gengivites e cáries, podem até aumentar os riscos de parto prematuro e baixo peso da criança ao nascer. “Acompanhamos 88 gestantes de Minas Gerais”, afirmou Thalita. “Do total, 95% delas tinham cáries e 83% alguma doença periodontal (inflamações e infecções)”, conta a dentista. Todas as gestantes receberam tratamento dentário e isso preveniu que elas entrassem para o grupo já mapeado por diversas pesquisas nacionais e internacionais. Um dos estudos, publicado no Journal of Periodontology, por exemplo, atestou que quando as mães têm problemas bucais não tratados os riscos dos bebês nascerem antes dos nove meses ou com menos de 2,5 quilos – o que aumenta as complicações de saúde das crianças – é amplificado em até 7,5 vezes (trabalho comparativo entre um grupo de 48 mulheres sem doenças na boca com um outro de mesmo número, porém com doenças bucais). 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com