As comentadas


Bom dia , Domingo, 23/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

19
Ago
Ministério estuda meios para reduzir fila de transplante de medula óssea
Postado por: Anacley Souza / 12:21h

Atualmente, existem no Brasil cerca de 200 pacientes com indicação receber um transplante de medula que já encontraram doadores compatíveis no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), mas que não se submeteram ao procedimento por falta de vagas adequadas nos hospitais. O Ministério da Saúde anunciou, na últimas semana, que está estudando medidas para diminuir o tempo de espera por um transplante desse tipo. Elas devem ser postas em prática no início do ano que vem, de acordo com Heder Murari Borba, coordenador do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). As medidas devem incluir o aumento do número de leitos para esse tipo de transplante, além da criação de um sistema coordenado pelo próprio Ministério para remanejar pacientes entre diferentes regiões do país. O anúncio foi feito no XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), que aconteceu no final da semana passada em Belo Horizonte. O Brasil fez, em 2013, 1.813 transplantes de medula óssea, dos quais 1.144 foram autólogos (o paciente recebe sua própria medula, depois que ela passa por um tratamento) e 669 foram alogênicos (o paciente recebe a medula de um doador). Dos transplantes alogênicos, 220 foram não aparentados (o doador é localizado no Redome e não na família do paciente). Este último é o procedimento mais complexo, para o qual os pacientes têm de esperar mais tempo. Com a atual estrutura, levaria cerca de um ano apenas para realizar os 200 transplantes dos pacientes que já aguardam na fila. Segundo a médica hematologista Lúcia Silla, presidente da SBTMO, pacientes chegam a esperar mais de 30 meses a partir do diagnóstico para fazer esse tipo de transplante. (Bem Estar)

Comente agora
19
Ago
Em comunicado, Bradesco Saúde garante opções de atendimento
Postado por: Anacley Souza / 11:48h

O plano de assistência Bradesco Saúde divulgou em seu site um comunicado para seus conveniados, em que assegura a oferta de vias alternativas para o atendimento médico. O comunicado partiu de uma determinação do juiz da 28ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais, Paulo Albiani Alves, que obriga o plano a garantir este atendimento, sob pena de multa diária de R$ 200 mil. Com isso, a operadora deve reembolsar integralmente os conveniados que realizaram consultas, exames e procedimentos médicos de forma particular ou oferecer opções para o atendimento em outras redes de assistência. Impasse entre Bradesco e médicos deixa segurado sem opção Uma audiência de conciliação entre o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) e o Bradesco Saúde foi realizada na manhã desta segunda-feira, 18, na Justiça Federal, mas o impasse sobre os honorários médicos permanece. A categoria rejeitou a proposta de aumento em R$ 7 pela consulta. Segundo o Sindimed, os advogados do plano afirmaram que são feitos reajustes regulares e não ofereceram possibilidades de acordo. A juíza Lita Braid concedeu um prazo de 10 dias para as duas partes apresentarem as últimas defesas e uma nova audiência foi marcada para o dia 5 de setembro. Enquanto a situação não é resolvida, os segurados são prejudicados com a falta de atendimento há mais de quatro meses. Segurada do plano há 20 anos, a enfermeira Orly Mendonça mostrou sua indignação nas redes sociais. "O reajuste anual para o segurados é um absurdo diante da mixaria que é paga para os médicos e o que pagamos mensalmente ao plano. E ainda não querem cumprir a liminar e reembolsar integralmente. Falam que tem outros médicos atendendo na rede referenciada, você não tem o direito de ir ao profissional de sua escolha e confiança como está acontecendo na minha família que é caso cirúrgico e de pessoa idosa", escreveu. (Jonal A Tarde)

Comente agora
19
Ago
Comer peixe uma vez por semana pode prevenir doenças no cérebro
Postado por: Anacley Souza / 11:09h

Cientistas da Escola de Medicina na Universidade de Pittsburgh estimam que, daqui a 26 anos, mais de 80 milhões de pessoas sofrerão de demência. Mas, de acordo com o mesmo estudo, publicado no American Journal of Preventive Medicine, comer peixe pode ajudar a reduzir esse número. As pesquisas apontam que consumir proteína uma vez por semana é essencial para a memória e para a capacidade cognitiva dos indivíduos. "Nosso estudo mostra que as pessoas que adotaram uma dieta que incluía peixe assado ou grelhado, mas não frito, têm volumes cerebrais maiores em regiões associadas com a memória e a cognição", disse James T. Becker, professor de psiquiatria da instituição. Durante o estudo, voluntários responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares, inclusive sobre a quantidade de peixe que comem e o modo como o prato foi preparado. Peixe grelhado ou assado contém níveis mais elevados de ômega-3 do que peixe frito, porque os ácidos graxos são destruídos no fogo alto da fritura. Por isso, levamos isso em consideração quando examinamos o cérebro delas", explica o médico. Entre as 260 pessoas analisadas, as que comiam peixe assado ou grelhado pelo menos uma vez por semana tinham um volume maior de massa cinzenta no cérebro - importante componente do sistema nervoso central - em áreas responsáveis pela memória e pela cognição. Segundo Becker, isso sugere que o consumo do alimento contribui para mudanças estruturais no cérebro que podem prevenir o aparecimento da demência.(IBahia)

Comente agora
19
Ago
Japão desenvolve exame de sangue para detectar 11 tipos de câncer
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:43h

Em cinco anos, o Centro Nacional de Câncer do Japão espera concluir o desenvolvimento de um exame de sangue capaz de diagnosticar, precocemente, 11 tipos de câncer – de mama, estômago, esôfago, pulmão, fígado, vesícula, pâncreas, colo, ovário, próstata e bexiga. Com custo estimado de 57 milhões de euros, o método também pretende ajudar na detecção de doenças degenerativas como mal de Alzheimer. De acordo com o projeto, a verificação de presença de micro-ácidos ribonucleicos (microARN) no sangue indicaria o desenvolvimento de um câncer. Mais de 2.500 variedades destas moléculas foram descobertas no corpo humano e podem servir de "marcadores" para detectar diferentes tipos de câncer, em um método muito mais rápido que a atual bateria de exames. Apesar de pesquisadores europeus e norte-americanos já analisarem o papel do microARN em casos da doença, os japoneses esperam chegar mais longe nas investigações de um teste comercial. "Se conseguirmos desenvolver o primeiro teste mundial de alta precisão no Japão, isto poderá aumentar em vários anos a esperança de vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento das indústrias japonesas", disse Tomomitsu Hotta, presidente do centro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer matou 8,2 milhões de pessoas em 2012. Os mais letais são de pulmão, estômago, fígado, colo e mama. Informações da France Presse.

Comente agora
19
Ago
Médicos mandam obeso mórbido esperar pela morte em casa
Postado por: Anacley Souza / 06:53h

Um homem de 48 anos na Arábia Saudita com obesidade mórbida foi aconselhado pelo médico a ficar em casa e esperar pela morte. Humood pesa mais de 300 quilos, não consegue se mover e a última vez que saiu de casa foi há três anos, segundo informações do Al Arabiya News. Segundo a publicação, Humood tem dificuldades até para segurar objetos com as mãos e raramente fala. Após alguns pedidos de tratamento ao Ministério da Saúde, uma equipe médica o visitou e constatou que ele tem elefantíase e que encontra-se em estado terminal. O homem também contou à publicação que a equipe médica pediu que ele ficasse em casa à espera da morte. Também conhecida como filaríase ou filariose, a elefantíase é uma doença parasitária que afeta a circulação linfática. A infecção causa a inflamação dos vasos linfáticos, causando uma obstrução funcional e fazendo com que o membro afetado fique muito dilatado, assemelhando-se a uma pata de elefante. “Entrei em contato com o Ministério de Assuntos Sociais e pedi que providenciassem um funcionário para me ajudar com minhas tarefas diárias e uma cadeira de rodas para me mover, mas meu pedido foi completamente ignorado”, disse Humood ao Al Arabiya News. Além de ter obesidade mórbida, Humood também é diabético. Ele disse que os vizinhos contrataram um funcionário para ajudá-lo no dia a dia. (Terra)

Comente agora
18
Ago
Mais 13 Estados começam a vacinar contra hepatite A
Postado por: Letícia Oliveira / 18:02h

A partir deste mês, mais 13 Estados iniciam a vacinação contra a hepatite A, destinada às crianças na faixa etária de 12 meses a dois anos incompletos. O grupo é formado pelos Estados do AP, AM, BA, MS, MT, PA, PB, RJ, RN, RS, SC, SE e TO, informa o site do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira, 18. A meta para este ano é imunizar 95% do público-alvo - cerca de três milhões de crianças em todo o País. Nas 13 unidades estaduais, 1,1 milhão de crianças devem ser vacinadas nos primeiros 12 meses de imunização. Atualmente, 24 Estados já estão vacinando. 

Rio de Janeiro: O Rio de Janeiro passa a ofertar hoje a vacina contra a hepatite A destinada às crianças na faixa etária de 12 meses a dois anos incompletos. A vacina já está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o País. No Estado, cerca de 223 mil crianças devem ser vacinadas nos primeiros doze meses de imunização, diz o Ministério da Saúde. O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Entretanto, será feito monitoramento da situação epidemiológica da doença para definir sobre a necessidade de inclusão de uma segunda dose no calendário da criança.

Comente agora
18
Ago
“Esclerose lateral amiotrófica é rara, mas cruel”, explica médico
Postado por: Letícia Oliveira / 17:23h

Uma campanha da Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica tomou conta dos Estados Unidos nas últimas semanas e chegou agora ao Brasil. Ela envolve desafiar as pessoas a jogarem um balde de água com gelo na cabeça ou fazer doações para arrecadar fundos para vítimas da doença e para o desenvolvimento de pesquisas. Celebridades e políticos já entraram na brincadeira que tem um objetivo nobre. Entre os nomes, estão Mark Zuckerberg, a família Kennedy, e, no Brasil, os jogadores Neymar, Marcelo, Fátima Bernardes, Ángélica e Luciano Hulk. Até o último domingo (17), 1,2 milhão de vídeos já tinham sido postados no Facebook e a campanha, que começou numa região próxima a Boston, já havia arrecadado 13 milhões de dólares.

Comente agora
18
Ago
HRSAJ divulga resultado final do processo seletivo para Técnico em Enfermagem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:03h

SETOR: EMERGÊNCIA

1º. ROZEANE DA SILVA SOUZA

2º. ANA CLÁUDIA DE JESUS

3º. ANA THAÍS VIEIERA FRANCO

4ª. ALINE ALVES ALMEIDA

5º. CLÁUDIA TANAN AZEVEDO

6º. GISLANE SANTOS CORREIA

Um comentário
18
Ago
Heinz recolhe alimentos para bebês com excesso de chumbo
Postado por: Anacley Souza / 12:48h

A norte-americana H.J. Heinz, famosa pelo ketchup de mesmo nome, está recolhendo quatro lotes de fórmulas de nutrição infantil na China, onde os reguladores encontraram níveis elevados de chumbo nos alimentos. Uma porta-voz da companhia confirmou o caso, que ocorreu na sexta-feira, mas não deu mais detalhes. Em nota, a Heinz pediu desculpas pelo ocorrido e ressaltou que não há problemas com outros produtos por ela comercializados. “Diversos testes confirmaram que nenhum outro alimento para bebês foi afetado”, disse a companhia.(Estadão Conteúdo)

Comente agora
18
Ago
Anvisa suspende venda de lote de medicamento para verminose
Postado por: Anacley Souza / 11:14h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (18) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, o comércio e uso, em todo o território nacional, do lote 130886 (val.: 08/2015) do produto Mebendazol 20mg/ml, suspensão oral 30ml, fabricado pela empresa Mariol Industrial Ltda. De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz apontou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, no qual foi constatada a presença de grumos e sedimentos depositados. A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento das unidades existentes no mercado relativas ao lote. Por meio de nota, a empresa Mariol Industrial Ltda informou que, em alguns lotes do produto Mebendazol 20mg/ml, foi identificada uma suspensão não homogênea, com grumos e sedimentos depositados no fundo do frasco após agitação. Ainda segundo o fabricante, foi aberto processo de investigação e o medicamento teve sua produção temporariamente suspensa. “A parada da comercialização do produto em questão não vai gerar desabastecimento do mercado, pois os pacientes terão outras alternativas terapêuticas com medicamentos substitutos existentes no mercado nacional, na mesma concentração e forma farmacêutica”, informou a empresa. (Agência Brasil)

Comente agora
18
Ago
UFRB cadastra doadores de medula óssea em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:17h
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promove, juntamente com o a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea nos dias 29, 30 e 31 de agosto, das 8 às 17 horas, na Policlínica Municipal de Santo Antonio de Jesus - Bahia. O transplante de medula óssea pode curar muitas doenças como, por exemplo, leucemias, linfomas e alguns tipos de anemia. Em muitos casos, pode ser o único tratamento eficaz para a cura do paciente. O registro realizado irá para o banco de medula óssea nacional, o REDOME. Qualquer pessoa saudável e com idade entre 18 e 55 anos pode se candidatar à doação de medula óssea. Os doadores devem preencher um formulário com seus dados pessoais. É coletada amostra de sangue de 5 ml para o teste de tipagem para verificar a compatibilidade do doador com o eventual receptor. O cadastramento é feito apenas uma vez. Se ele já foi feito no ano passado, não é necessário fazer novamente. Porém, um doador de medula óssea deve manter seu registro atualizado sempre que possível. Caso haja alguma mudança é possível encontrar o formulário no site da Fundação Hemoba - www.hemoba.ba.gov.br

Mais informações: (71) 3116-5664 / 3116-5600.

Comente agora
18
Ago
Plantão de emergência registrado no HRSAJ durante o final de semana
Postado por: Anacley Souza / 09:50h

- Manoel Souza de Jesus 23 anos residente no Loteamento Sales em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do Hospital Regional após ser vítima de tentativa de homicídio por arma de fogo. A motivação e autor do crime ainda são desconhecidos e estão sendo investigados pela Policia Militar. A vítima permanece internada em observação.

 - Amália de Jesus Araújo 78 anos residente na localidade Rural do Cardeal cidade de Castro Alves deu entrada na Emergência do Hospital Regional vítima de queimadura. Após ser medicada, a idosa foi transferida para a Unidade de Queimados da Unidade onde permanece internada.

- Anderson Dimas da Silva, 34 anos, residente na cidade de Nazaré das Farinhas deu entrada na emergência do Hospital Regional após sofrer uma queda. Segundo informações, Anderson cavalgava quando levou um tombo do animal vindo a sofrer uma pancada na região craniana. A vítima permanece internada e seu quadro de saúde não foi divulgado.

 - Luís Antônio da Silva, 25 anos, residente na cidade de Governador Mangabeira, deu entrada na emergência do Hospital Regional após se envolver em um acidente automobilístico. Com diversas escoriações, Luís permanece internado em observação. 

Comente agora
18
Ago
Treze estados começam a vacinar contra a hepatite A
Postado por: Anacley Souza / 06:56h

Neste mês, 13 estados estão começando a vacinar as crianças de 1 ano completo até 2 anos incompletos contra a hepatite A. O Amapá, Amazonas, a Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o Pará, a Paraíba, o Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e o Tocantins têm a meta de, juntos, imunizar 1,1 milhão de crianças em um ano. O Ministério da Saúde incluiu, no fim de julho, a vacina no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde, porém, os estados têm autonomia para decidir quando começam a vacinar. Segundo o Ministério da Saúde, todos os estados receberam as vacinas, que inicialmente serão aplicadas em dose única, com monitoramento para identificar a necessidade de uma segunda dose. A hepatite A normalmente é benigna e raramente apresenta uma forma grave. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes. A disseminação da doença costuma estar relacionada a condições de higiene, pois é ela é transmitida principalmente pelo contato com fezes contaminadas. Muitas veze,s esse contato se dá de forma indireta, pela água e por alimentos.

Comente agora
18
Ago
Consulta pública sobre rótulos de alimentos alergênicos termina nesta segunda-feira (18)
Postado por: Anacley Souza / 06:36h

A consulta pública sobre a norma de rotulagem de alimentos que têm substâncias alergênicas termina na próxima segunda-feira (18). Proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a consulta teve início no dia 16 de junho e trata das informações que devem estar disponíveis nos rótulos sobre alimentos, ingredientes, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia e matérias-primas embalados na ausência dos consumidores. Sugestões podem ser enviadas por meio de formulário específico no portal da Anvisa. A proposta de norma lista os principais alimentos alergênicos, como cereais com glúten, crustáceos, ovo, peixe, amendoim, leite, soja e castanhas, e estabelece regras para as embalagens de alimentos que contenham essas substâncias, tais como posição do alerta no rótulo, tamanho da letra e inclusive cor do fundo. O objetivo da Anvisa é que a existência dessas substâncias nos alimentos seja informada de forma clara, evitando, assim, possíveis acidentes. Após a decisão final da agência, as indústrias terão até 12 meses para se adaptar às regras.

Comente agora
17
Ago
Medicamento promete curar calvície em 5 meses
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:47h

Tomar um comprimido duas vezes ao dia por cinco meses pode ser o caminho para curar a calvície provocada por alopecia aerata, uma doença que causa redução parcial ou total dos fios em uma determinada área de pele. De acordo com o Daily Mail, o tratamento teve resultados em três pacientes que fizeram o teste. Estima-se que entre 1 em 500 ou 1 em 1 mil britânicos sofram do problema, que é mais comum em jovens entre 15 e 29 anos. A doença é causada por um distúrbio no sistema imunológico, o que faz com que as células destruam os folículos de cabelo. A alopecia não tem tratamento e, embora o cabelo de alguns pacientes volte a crescer naturalmente, outros permanecem completamente carecas para o resto da vida. Cientistas do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, identificaram exatamente quais as células capazes de destruir a unidade folicular, responsável pelo crescimento dos fios.

Comente agora
17
Ago
Dar antibiótico aos bebês aumenta risco de obesidade
Postado por: Anacley Souza / 16:45h

Crianças que foram medicadas com antibióticos durante os primeiros meses de vida têm maior probabilidade de se tornarem obesas quando adultas. Um estudo feito em camundongos mostrou que os animais que receberam doses de penicilina desenvolveram um metabolismo mais lento e, portanto, com risco maior de ter excesso de peso ao longo da vida. As informações são do Daily Mail. Cientistas acreditam que isso acontece porque os antibióticos interrompem algumas bactérias fundamentais para o intestino, o que leva o metabolismo a uma reprogramação. “Descobrimos que quando você perturba micróbios do intestino durante o início da vida, eles se normalizam em algum momento, mas os efeitos sobre o hospedeiro são permanentes”, justificou Martin Blaser, líder do estudo. Camundongos que receberam doses baixas de penicilina no primeiro mês de vida foram 25% mais pesados e tiveram 60% a mais de gordura que os demais. Além disso, os machos eram mais propensos a engordar que as fêmeas. Estudo liga excesso de peso a risco de dez tipos de câncer É possível morrer de coração partido, dizem especialistas O corpo humano contém cerca de 100 trilhões de micróbios que vivem sobre a pele e o intestino, chamados de microbioma. O estudo mostra que interromper o microbioma nas fases iniciais da vida pode causar mudanças na forma como o corpo se desenvolve. (Terra)

Comente agora
17
Ago
Cidades enfrentam colapso na rede de medicamentos básica na Bahia entre elas S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:26h

Roque Batista quase pode se considerar um homem de sorte. Portador de hipertensão severa, analfabeto, desempregado e sem recursos, pelos menos mora colado a uma farmácia pública, mantida e abastecida pela prefeitura e pelos governos estadual e federal. Mas na pequena Elísio Medrado, cidade do Recôncavo com cerca de 8 mil habitantes, não dá para contar muito com ela. Nem com a imensa maioria das unidades espalhadas nos 417 municípios baianos, que enfrentam uma grave crise no fornecimento de medicamentos para a população mais carente. Estoques zerados, ou perto disso, de remédios para doenças de risco, como hipertensão, diabetes e infecções respiratórias. Atrasos na distribuição de medicamentos, alguns deles de uso controlado, que deveriam ser entregues com regularidade a portadores de distúrbios psiquiátricos. Lotes perto do vencimento da validade que são repassados pelo governo estadual às farmácias municipais, numa lista que vai de anticoncepcionais a anti-inflamatórios. Foi esse o cenário que o Correio encontrou durante visita a 15 cidades do interior na primeira semana de agosto.

Cenas da crise: postos com estoques zerados em Santo Antônio de Jesus e Amargosa/ (Foto: Betto Jr)

Comente agora
17
Ago
Exercícios em demasia aumentam riscos cardíacos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:31h

A Organização Mundial da Saúde condena o sedentarismo e recomenda a prática de cerca de 150 minutos por semana de exercício de intensidade moderada (duas horas e meia) ou cerca de 75 minutos de exercício vigoroso. Mas sobreviventes de ataques cardíacos devem ficar atentos para não exagerar na conta. De acordo com o estudo publicado no periódico científico Mayo Clinic Proceedings, há um risco elevado para sobreviventes de ataques cardíacos que corram mais de 48 quilômetros por semana ou andem mais de 74 quilômetros por semana. "O estudo fornece os primeiros dados em humanos da existência de um aumento no risco cardiovascular em virtude da prática muito elevada de exercício”, disse o autor da pesquisa, Paul T. Williams, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos. A equipe de pesquisadores estudou a relação entre exercício e morte por doenças cardiovasculares em 2.400 sobreviventes de ataques cardíacos e que praticam atividade física regularmente. Foi observado que o risco de morrer por doença cardiovascular diminuiu progressivamente para aqueles que corriam até 48 km ou caminhavam até 74 quilômetros por semana. Os que alcançaram este nível de atividade física apresentaram 70% menos risco do que os sedentários.

Comente agora
17
Ago
Aspirina pode ajudar no tratamento da depressão, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 08:42h

Medicamentos usados no dia a dia, como aspirina e ibupofreno, podem ajudar no tratamento da depressão, cientistas afirmam. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. Um estudo da Cambridge University sugere que a inflamação pode influenciar a doença mental. Especialistas acreditam que o sistema imunológico desempenha um importante papel na saúde mental, e as drogas que combatem inflamações poderiam ser uma alternativa de tratamento prontamente disponível, seguro e acessível. O líder do estudo, Golam Khandaker, afirma que o sistema imunológico funciona como um termostato, em baixa na maior parte do tempo mas ativo quando há infecção. Em algumas pessoas, o termostato parece estar sempre em alta, como se estivesse em constante infecção. “Essas pessoas parecem tem um risco maior de desenvolver depressão e psicose”, diz Khandaker. Além disso, quem sofre de depressão e esquizofrenia é conhecido por ter risco maior de desenvolver doença cardíaca e diabetes.

Comente agora
16
Ago
É possível morrer de coração partido, dizem especialistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:45h

Quando Margaret Williams morreu, no País de Gales, no mês passado, seu marido Edmund escreveu um poema para o velório. Eles estavam casados há 60 anos e, aos 80, ainda caminhavam no jardim de mãos dadas. Uma semana após a morte de Margaret, Edmund morreu. O funeral dela virou de ambos e os caixões ficaram lado a lado. O poema que ele havia escrito para ela foi lido para os dois. Em abril, Helen Felumlee morreu em Ohio, nos EUA, e seu marido Kenneth a seguiu 15 horas depois. Ambos estavam na casa dos 90 anos. A família disse que o casal tinha dividido a cama por 70 anos - quando foram colocados em beliches em uma viagem, se aconchegaram na cama de solteiro de baixo. "Nós sabíamos que quando um fosse, o outro também iria", disse a filha do casal ao jornal local.

Comente agora
16
Ago
Uso de antibióticos na infância pode levar à obesidade no futuro
Postado por: Letícia Oliveira / 15:39h

Tomar antibióticos nos primeiros anos de vida, quando as bactérias que vivem no organismo e possuem funções vitais para o funcionamento do corpo têm um surto de crescimento, pode trazer problemas para o desenvolvimento da flora intestinal. Um estudo divulgado na revista Cell mostra que pequenas doses da droga administradas na infância afetam o microbioma existente no intestino e ainda podem causar distúrbios metabólicos que podem ampliar o risco de obesidade no futuro. A pesquisa foi feita por uma equipe de microbiologistas, liderados por Martin Blazer, da Universidade de Nova York. Estudos anteriores feitos com porcos e frangos mostraram que, ao serem submetidos a doses baixas de antibiótico durante sua fase jovem, esses animais apresentaram crescimento rápido e aumento na quantidade de gordura do corpo. Diante dessas evidências, os pesquisadores investigaram se o ganho de peso estava diretamente relacionado às alterações causadas pelos antibióticos no microbioma animal. Para isso, fizeram experimentos com camundongos.

Comente agora
16
Ago
Epidemia de ebola só será controlada em seis meses, prevê ONG
Postado por: Letícia Oliveira / 14:37h

A presidente da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras disse nesta sexta-feira (15) que vai demorar cerca de seis meses para que a epidemia de ebola ― já matou mais de mil pessoas ― seja controlada no oeste da África. Joanne Lui disse em Genebra que controlar o surto na Libéria é fundamental para conter a epidemia e fez um apelo para que mais profissionais de saúde internacionais com experiência prática se juntem aos esforços contra a doença. Segundo ela, postos de saúde estão superlotados na África. Até agora, oito profissinais de saúde já morreram contaminados com o ebola nesta epidemia. Por sua vez, a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou que a escala do surto de ebola pode ter sido "muito subestimada" e que seus funcionários viram provas de que os números de casos não refletem o tamanho da crise.

Comente agora
16
Ago
Após não conseguir amarrar cadarço, homem emagrece 76 kg com dieta
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:18h

Quando atividades corriqueiras, como amarrar os sapatos, começaram a dificultar a vida do gerente comercial Fábio Lúcio Bissoli, 35 anos, de São José do Rio Preto (SP), ele teve de rever seu estilo de vida para que seu peso não trouxesse problemas graves de saúde. Com determinação e foco, um ano e oito meses depois, Fábio emagreceu 76 quilos e agora é outra pessoa. O desafio começou em outubro de 2012, quando o gerente comercial atingiu seu peso máximo: 168,5 quilos. Em uma família com histórico de obesidade, ele queria conseguir emagrecer sem cirurgias. “Chegou um ponto na minha vida que tive de tomar uma decisão. Tive duas situações limites, como não conseguir amarrar o cadarço sozinho, uma ação simples e rotineira. Outra situação que me marcou foi quando fui fazer uma viagem de avião e tive de pedir um extensor para o cinto de segurança. Foi extremamente constrangedor, todos em volta te olham, fora o desconforto do aperto na cadeira”, afirma. 

Comente agora
16
Ago
Conheça sete benefícios da água de coco para a saúde e a beleza
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:55h

Com apenas 40Kcal em 200ml e contendo mais potássio do que quatro bananas, a água de coco é fortemente recomendada, entre outras coisas, para a saúde da pele e a hidratação do corpo. Mas, afinal, será que a bebida é tudo isso, mesmo? E, se é, como pode? Pois, acreditem, a água de coco faz isso e mais por você e tem explicação. 

Confira a lista abaixo e saiba como a água de coco opera esses 'milagres' no nosso organismo:

1-Coração e rim saudáveis
Você pode se perguntar por que colocamos coração e rim no mesmo item. Mas, veja como nosso organismo é todo conectado.

O potássio encontrado da água de coco é um nutriente extremamente importante para manter em equilíbrio a quantidade de sal e água que os rins excretam. Sem o potássio, os rins não conseguem eliminar sódio com eficiência. O excesso de sódio no organismo, por sua vez, retém água e aumenta a pressão arterial, também conhecido como hipertensão.

2- Rejuvenesce e previne contra o câncer
Contém citocininas, que protegem as células do envelhecimento e previnem contra o câncer. "As citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular, por isso atuam na renovação das células, garantindo uma pele jovem e saudável", explica, explica a nutricionista Caroline Dalcero, do Spa Posse do Corpo. Além disso, acrescenta a especialista, diminui a possibilidade de surgirem células cancerígenas, devido à rápida divisão celular (quando a célula se divide e dá origem a duas células idênticas, conhecido, também, como mitose).

Comente agora
16
Ago
Relógio promete identificar Alzheimer e depressão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:35h

Um relógio “inteligente” voltado para idosos tem uma proposta diferente: monitorar hábitos diários de seus usuários e informar a parentes e cuidadores quando algo parece errado. Com custo de US$ 169 (cerca de R$ 350), a pulseira funciona com sensores de cômodos, que rastreiam o movimento pela casa. Os registros de ordem de execução e tempo despendidos em atividades como cozinhar, escovar os dentes e comer são, então, transmitidos para um centro de comunicações, que analisa e dispara notificações para o dispositivo móvel ou computador do cuidador. Mudanças no comportamento podem refletir problemas clínicos, como infecção alimentar e doenças neurológicas. Se alguém desempenha sua atividade favorita cada vez menos, por exemplo, pode indicar o início de um estado depressivo. Se ele escova os dentes várias vezes por dia, pode ser uma pista de perda progressiva de memória a curto prazo. Informações da Tech Tudo/BN.

Comente agora
16
Ago
Envolver as crianças na escolha da comida melhora a alimentação delas
Postado por: Letícia Oliveira / 11:13h

Imagine uma máquina que seja capaz de transformar alimentos de baixo valor nutricional nas comidas saudáveis que todos os pais querem que os filhos comam. O Bem Estar topou o desafio e montou essa máquina para o programa especial deste sábado (16), dia do Criança Esperança. Com o aparelho -- obviamente uma alegoria, pois não há máquina capaz de fazer o que foi proposto --, o programa propôs maneiras de incrementar o cardápio das crianças com pequenas trocas. O arroz de todo dia ganhou legumes e as fibras do arroz integral. Da mesma forma, o macarrão ficou mais nutritivo quando foi usada uma massa feita com legumes e um molho que leva beterraba. E para garantir as proteínas, o prato escolhido foi um hambúrguer feito com carne magra e aveia. Uma dica importante é nunca forçar a criança a comer o que ela não quer. O ideal é tratar a alimentação com naturalidade; na hora de sentar à mesa, o assunto não deve ser a comida em si.

Comente agora
16
Ago
Medo do Ebola pode deixar 1 milhão sem comida
Postado por: Letícia Oliveira / 10:52h

O número de mortos e infectados pelo vírus Ebola passa oficialmente de 2 mil e o medo da doença já prejudica até a oferta de alimentos. Cerca de 1 milhão de pessoas em áreas isoladas podem precisar de assistência alimentar nos próximos meses. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o atual surto já matou 1.145 pessoas e infectou 2.127 até o dia 13. Houve o registro de 76 mortes em dois dias, com avanço sobretudo na Libéria, que já trata a epidemia como "situação pior que de guerra". O Programa Mundial de Alimentos (PMA), das Nações Unidas, preparou uma operação regional de emergência para alimentar os necessitados. Ela deve estender-se por três meses. "É uma crise de saúde, mas tem impacto sobre a segurança dos alimentos", afirmou a porta-voz do PMA, Fabienne Pompey. Essa crise já é evidente na capital de Guiné, Conacri, onde não chegam frutas nem legumes vindos do campo.

Comente agora
16
Ago
Países afetados por surto de ebola se retiram das Olimpíadas da Juventude
Postado por: Letícia Oliveira / 09:56h

Nigéria, Serra Leoa e Libéria, três dos países afetados pela epidemia de ebola na África Ocidental, decidiram retirar-se dos II Jogos Olímpicos da Juventude que começaram neste sábado em Nankin, no leste da China, confirmou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. Serra Leoa e Libéria já tinham comunicado ontem, sexta-feira, seu desejo de não participar dos Jogos, criados para atletas de entre 14 e 18 anos, e a Nigéria se uniu hoje, enquanto Guiné , o quarto país afetado pela epidemia, por enquanto mantém sua participação. "Dois dos comitês olímpicos nacionais (em alusão a Serra Leoa e Libéria) decidiram não viajar para cá, uma decisão de seu governo que respeitamos em um momento tão difícil para esses países. Também fomos informados que a equipe nigeriana quer voltar para casa", declarou Bach em entrevista coletiva prévia à abertura dos Jogos. "Nos sentimos muito tristes pelos atletas, já que será extremamente difícil para eles, alguns já tinham sentido a emoção de viver na Vila Olímpica e agora se veem obrigados a ir embora", acrescentou o presidente do COI. A retirada aconteceu um dia depois que o COI e o Comitê Organizador dos Jogos anunciaram que os atletas desses quatro países não poderiam participar de esportes de combate nem naqueles disputados em piscina, o que afetava cinco atletas africanos.

Comente agora
16
Ago
Maus hábitos na adolescência podem afetar futuros filhos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:27h

Beber, fumar ou se alimentar mal pode colocar a saúde dos seus futuros filhos em risco – mesmo antes de serem concebidos. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. Uma pesquisa recente sugere que seguir um estilo de vida desregrado durante a adolescência ou em torno dos 20 anos pode representar um problema mais tarde. Cientistas afirmam que existem provas contundentes de que isso pode refletir no esperma do homem e nos óvulos da mulher. A obesidade e outros problemas causados pelo estilo de vida podem passar para a próxima geração, alertam os especialistas. Sarah Robertson, da University of Adelaide, disse que muitos fatores antes da concepção podem representar um impacto no desenvolvimento de uma criança, como uma dieta pobre, obesidade, tabagismo e outras influências ambientais. O maior impacto tem a ver com o comportamento três meses antes da concepção.

Comente agora
15
Ago
Jô Soares recebe alta de hospital em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:39h

O apresentador e humorista Jô Soares, de 76 anos, recebeu alta na noite desta sexta-feira (15). Ele ficou internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, durante três semanas. O humorista deixou o centro médico por volta das 18h40, nesta sexta-feira (15). Às 19h15 ele já havia chegado em sua casa, em Higienópolis, região central da capital. Segundo informações da assessoria de imprensa da Rede Globo, Jô tratava uma infecção pulmonar, um tipo de pneumonia. Ele passa bem. A direção do programa afirma que a doença foi detectada ainda no princípio e o tratamento evoluiu bem. Enquanto não houver disponibilidade para novas gravações, a direção fará reprises e homenagens a serem definidas. Nesta sexta-feira (15), amigos do apresentador informaram ao G1 que ele está em "pleno processo de recuperação". Nos últimos dias, ele fazia fisioterapia e, inclusive, já se exercitava em uma bicicleta ergométrica.

Comente agora
15
Ago
Diretor do Programa do Jô nega que apresentador esteja com câncer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:00h

A notícia de que Jô Soares estaria com câncer de pulmão foi desmentida pelo diretor do 'Programa do Jô', na manhã desta sexta-feira (15). Em um breve bate papo com o site Purepeople,  Willem Van Weerelt negou a doença do apresentador e garantiu que ele pode ter alta a qualquer momento. "Isso é uma comédia. Jô está ótimo e falei com ele ontem. Pode ter alta a qualquer momento", disse Willem à publicação. A informação sobre o estado de saúde de Jô Soares foi publicado pelo colunista Léo Dia, no jornal 'O Dia' desta sexta. De acordo com o jornalista, Jô Soares teria sofrido uma parada cardíaca e estaria com câncer de pulmão em segredo. Ainda segundo o colunista,  médico Dráuzio Varella, que é oncologista, teria sido chamado às pressas ao hospital. Jô está internado no Sírio Libanês desde o dia 25 de julho. "O Dráuzio só está lá porque eles são amigos há muito tempo e é um ótimo médico", comentou o diretor, que não soube informar ao certo quando Jô Soares retornará à TV. "A volta ao programa não tem data. Só vai ocorrer quando ele estiver 100%", finalizou.(Correio)

Comente agora
15
Ago
Ebola: centros de tratamento não dão conta de infectados
Postado por: Letícia Oliveira / 16:50h

O surto de ebola que já matou mais de 1.000 pessoas transformou partes da África ocidental numa zona de batalha, situação que pode durar até mais seis meses, advertiu o Médicos Sem Fronteiras (MSF) nesta sexta-feira, mesmo dia em que um outro trabalhador humanitário, que está na Libéria, reconheceu que o número exato de mortos pela doença é desconhecido. Tarnue Karbbar, que trabalha para o grupo Plan International no norte da Libéria, disse que as equipes de emergência simplesmente não são capazes de documentar todos os casos que surgem. Muitos dos doentes ainda são escondidos dentro de casa por parentes por terem muito medo de ir até os centros de tratamento da doença. Outros são enterrados antes que as equipes possam chegar para identificar a doença, disse ele. No últimos dias, cerca de 75 casos surgiram em apenas um distrito.

Comente agora
15
Ago
Bebidas zero são seguras à saúde, diz especialista
Postado por: Letícia Oliveira / 15:22h

Bebidas adoçadas artificialmente conhecidas no mercado como "light" ou "zero" ainda são vistas com desconfiança por uma parcela de consumidores preocupados com a ingestão de ingredientes usados pela indústria. Para a engenheira de alimentos Maria Cecilia de Figueiredo Toledo, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), não há motivos para preocupação: todos os adoçantes aprovados para uso em alimentos no Brasil são seguros. "Não há registro na literatura científica de danos à saúde causados pelo uso desses adoçantes como parte de uma dieta equilibrada. Pelo contrário, quando substituem o açúcar, esses aditivos trazem benefícios não só para diabéticos, mas também para aqueles que visam perder peso ou reduzir a ingestão calórica", comenta Maria Cecilia, que trabalha há 35 anos com aditivos alimentares e é especialista em adoçantes. O motivo para tanta desconfiança, diz ela, são informações equivocadas que circulam na internet associando esses ingredientes a problemas de saúde. A principal diferença entre o refrigerante zero e o normal, explica Maria Cecilia, é que a versão regular contém açúcar e a versão zero substitui esse nutriente por adoçante, o que faz com que ele não tenha calorias.

Comente agora
15
Ago
Vacina contra chikungunya mostra-se eficaz em primeiro teste em humanos
Postado por: Letícia Oliveira / 14:54h

Uma vacina experimental contra o vírus chikungunya mostrou-se eficaz no primeiro teste com humanos, feito com 25 adultos saudáveis nos Estados Unidos. A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infeciosas (NIAID), que faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH). Os resultados foram publicados na edição desta semana da revista científica "The Lancet". A nova vacina é composta de partículas semelhantes a vírus (ou VLP, na sigla em inglês). Essas partículas imitam os efeitos no sistema imunológico que seriam provocados pelas partículas do vírus de verdade. Mas não podem causar infecção porque não têm o material genético do vírus. Resultados anteriores, feitos em macacos rhesus, já tinham sido promissores, protegendo os animais de infecções. Para o teste clínico, os voluntários receberam de duas a três doses da vacina, em diferentes dosagens, ao longo de 20 semanas.

Comente agora
15
Ago
Estudo mostra que álcool reduz cérebro
Postado por: Anacley Souza / 11:15h

Estudo desenvolvido pelo neurocientista norte-americano Peter Thanos revela que o consumo elevado de álcool pode encolher algumas regiões do cérebro. Divulgado no jornal Alcoholism: Clinical and Experimental Research, o trabalho se apoiou em imagens de ressonância magnética de camundongos para melhor entender o papel da variabilidade genética nos danos cerebrais provocados pelo alcoolismo e apontar caminhos e estratégias mais eficazes de prevenção e tratamento, já que esse padrão de dano cerebral imita um aspecto único da patologia observada em alcoólatras humanos. Na opinião da radiologista Flavia Cevasco, do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo, a ressonância magnética tem condições de diagnosticar vários tipos de lesões causadas pelo álcool no cérebro dos indivíduos, sendo algumas reversíveis e outras permanentes. “O consumo crônico de álcool resulta na redução e atrofia de partes específicas do cérebro que podem levar à alteração do equilíbrio e marcha, dificuldade de raciocínio, cálculo e memória, muitas vezes progressivos e irreversíveis, além de quadros graves que evoluem para coma e morte se não forem tratados com rapidez e eficiência.” De acordo com a médica, alguns desses sintomas são encontrados na Síndrome de Wernicke-Korsakoff (neuropatia relacionada à carência de vitamina B1), com achados específicos na ressonância magnética que permitem o diagnóstico e tratamento rápido e eficaz.

Comente agora
15
Ago
Salvador: Médicos do Hospital Espanhol decretam greve: "Fizemos de tudo pra ajudar"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:18h

"A situação da saúde em Salvador está caótica". Essa é a declaração do Diretor Clínico do Hospital Espanhol, Dr. Dejean Sampaio Amorim Filho, em entrevista à Rádio Metrópole, nesta sexta-feira (15). A frase foi dita por causa da greve que os médicos do Hospital Espanhol -- localizado na Avenida 7 de Setembro, na Barra -- decretaram após uma assembleia do corpo clínico. Segundo o profissional de saúde, a decisão foi tomada devido à falta de abastecimento ao hospital. "Nós vamos continuar prestando serviços aos pacientes internados. Vamos esvaziar para depois resolver. Nossa principal preocupação é com o paciente", disse Dr. Dejean. Segundo o médico, o Hospital Espanhol, apesar de ser particular, é administrado pelo Governo do Estado, junto com a diretoria do hospital. "Neste momento existiu um impasse que não conseguiram resolver. Fizemos de tudo para ajudar o hospital pra continuar aberto, mas não estão honrando", contou. O diretor explicou como fez um acordo o hospital. "O salário de maio foi pago em cinco prestações [dia 10 de cada mês] e do mês vigente no dia 20. Esta crise está há dois anos. Fazemos e tudo para manter aberto, mas precisamos preservar a vida do paciente", esclareceu.

Comente agora
15
Ago
Cardiologista dá dicas sobre Hipotensão Arterial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:02h

A hipotensão arterial, popularmente chamada de pressão baixa, na grande maioria das vezes, não traz prejuízos a saúde. Em uma parcela menor, pode ser grave, podendo resultar em choque cardiogênico, sendo necessário o uso de medicações venosas para aumentá- la, havendo grande risco de morte. Geralmente, nestes casos, está associada a outros sinais e sintomas como falta de ar, fraqueza, dor no peito, hemorragia. A pressão é considerada baixa quando atinge valores inferiores a 90 mmHg X 60 mmHg (9 por 6) e pode causar tonturas e desmaios. Geralmente, ocorrem com o excesso de calor, esforço físico exagerado, alteração brusca de posição ( senta e levanta rápido), ficar muito tempo parado na mesma posição, susto, ansiedade. 

Sintomas da hipotensão arterial 

São sintomas da hipotensão arterial: 

Tontura;

Dor de cabeça;

Muito sono;

Vista escura ao levantar-se rápido;

Comente agora
15
Ago
Anvisa proíbe venda de lote de água São Lourenço, da Nestlé
Postado por: Anacley Souza / 07:22h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização, em todo o país, de um lote de água mineral natural da marca São Lourenço, produzido pela Nestlé. De acordo com resolução publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (15), testes identificaram a presença da bactéria "Pseudomonas aeruginosa" acima do limite estabelecido na legislação sanitária. O lote atingido é o 32966047S1, com validade de 23/10/2014.(Globo)

Comente agora
14
Ago
Jô Soares deve deixar hospital nesta sexta, diz diretor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:28h

Internado desde 25 de julho com quadro de infecção pulmonar, Jô Soares deve deixar o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, até a sexta-feira, 15. A informação é do diretor da atração, Willem van Weerelt, ao portal Uol. Segundo o boletim médico, o apresentador vem reagindo bem ao tratamento feito com antibióticos. Nesta quarta-feira, 13, a colunista Fabíola Reipert, do R7, noticiou em seu blog que o estado de saúde do apresentador é grave e que a família estaria preocupada. A informações foi negada pela assessoria. Osmar Barutti, pianista do Sexteto do Jô, também já havia declarado na última semana que Jô estaria se recuperando bem. "O nosso querido Jô está melhor a cada dia que passa. Graças a Deus", disse ele. Em razão do afastamento do apresentador, o "Programa do Jô" (Globo) segue reprisando alguns especiais feitos por Jô ao longo dos 14 anos da atração.

Comente agora
14
Ago
ANS anuncia nova suspensão de 123 planos de saúde de 28 operadoras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:56h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quinta-feira (14) a suspensão da venda, por três meses, de 123 planos de saúde, administrados por 28 operadoras. A medida foi tomada por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações, além de negativas indevidas de cobertura. A medida vale a partir deste sábado (16).

Veja ao fim da reportagem a lista dos planos suspensos. 

Este é o 10º ciclo de monitoramento divulgado pela agência. Das 28 operadoras atingidas, 11 já haviam sido suspensas no ciclo anterior e vão permanecer por mais três meses com a venda de seus planos proibida por não terem alcançado a melhora determinada pela ANS. A suspensão dos planos teve como base as 13.009 reclamações recebidas pela ANS entre 19 de março e 18 de junho. Esse volume de reclamações é praticamente o mesmo do verificado no ciclo anterior (13.079). De acordo com a ANS, a suspensão anunciada nesta terça beneficia 1,1 milhão de clientes desses 123 planos de saúde, que devem ter um melhor atendimento. A suspensão das vendas não afeta o atendimento aos atuais usuários desses planos de saúde, mas impede a inclusão de novos clientes. Por outro lado, 104 planos de 34 operadoras conseguiram melhoraram a qualidade de seus serviços e, por isso, vão poder voltar a ser vendidos.

Comente agora
14
Ago
Os 10 tipos de câncer mais relacionados à obesidade
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:48h

A população mundial está engordando. Pelo menos 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo têm sobrepeso. Para além dos problemas estéticos, uma população mais pesada corre riscos maiores de sofrer problemas de saúde como pressão arterial alta e diabetes. De acordo com as conclusões de um novo estudo, conduzido por pesquisadores da London School of Hygiene &Tropical Medicine e do  Farr Institute of Health Informatics, um alto índice de massa corporal está  também associado ao desenvolvimento dos 10 tipos de câncer mais comuns, como câncer  de útero, de cólon, de mama, de tireoide e leucemia. O índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida internacionalmente usada para avaliar se uma pessoa está no seu peso ideal. Para isso, ela estabelece uma relação entre altura e peso – tome a sua altura (meus 1,79, por exemplo) e eleve ao quadrado. Divida seu peso pelo resultado da multiplicação e terá seu IMC. Meus 65 quilos, por exemplo, resultam em um IMC de 20,3. Segundo a OMS, o índice de uma pessoa saudável varia entre 18 e 25. Ao longo dos anos, diversos estudos já tentaram estabelecer a conexão entre obesidade e alguns tipos de câncer. O estudo desenvolvido pelos britânicos, e publicado nesta quinta-feira (14) no periódico científico Lancet, é o maior do gênero já realizado. 

Comente agora
14
Ago
Tratamento: Anvisa já autorizou 37 pedidos de importação do canadibiol
Postado por: Letícia Oliveira / 16:06h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, desde abril deste ano, 37 dos 59 pedidos de importação de medicamentos a base de canabidiol (CBD). Segundo a Anvisa, os demais pedidos incluem dois oriundos de ações judiciais, nove com pendência de documentação e seis que foram protocolados recentemente e estão em análise. O prazo médio das liberações, de acordo com o órgão, é de uma semana. A agência reforçou que, no Brasil, a importação de medicamentos sujeitos a controle especial sem registro no país, por pessoa física, é possível por meio de pedido excepcional de importação para uso pessoal. “Havendo esse pedido formal, acompanhado de prescrição médica, laudo médico e o termo de responsabilidade, a Anvisa analisará a possibilidade de autorizar a aquisição.” Ainda de acordo com a Anvisa, o pedido de excepcionalidade é necessário porque medicamentos sem registro no país não contam com dados de eficácia e segurança registrados. Nesse caso, cabe ao profissional médico a responsabilidade pela indicação do produto, especialmente na definição da dose e das formas de uso. Para dar início ao pedido excepcional de importação para uso pessoal, é necessário enviar uma solicitação ao gabinete do diretor-presidente da agência e apresentar os seguintes documentos originais:

Comente agora
14
Ago
Projeto Nacional Saúde para Prevenção de Hanseníase tem ciclo final em Stº. Antº. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 12:11h

O Projeto Nacional Saúde para Prevenção de Hanseníase está chegando ao seu ciclo final em Santo Antônio de Jesus. Atendendo ao público durante os dias 13 e 14 de agosto, o centro de saúde móvel ofereceu atendimento por um grupo de profissionais de saúde de diferentes disciplinas que viajam para as regiões do país mais afetadas pela doença a prestam os seus serviços. Durante as visitas, exames médicos gratuitos são prestados e as comunidades são educadas sobre métodos de prevenção e controle e da importância da obediência rigorosa das instruções de tratamento. Em entrevista a Recôncavo FM, a diretora de vigilância a saúde, Daiane Mascarenhas ressaltou que nesta quinta-feira (14) é o último dia de atendimento, além disso, as pessoas têm direito a fazer exames e terão aulas educativas de prevenção e tratamento da Hanseníase. Também serão oferecidos exames de aferição de pressão e diabetes.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
14
Ago
Estudo com novo medicamento contra doença de Chagas avança para segunda fase
Postado por: Anacley Souza / 11:54h

Um possível novo medicamento contra a doença de Chagas começará uma segunda fase de testes com humanos na Bolívia, revelou uma equipe de pesquisadores nesta terça-feira no Congresso Internacional de Parasitologia, realizado no México. A pesquisa, que teve iniciativa da organização sem fins lucrativos Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês), vai avaliar o fexinidazol, um dos compostos mais estudados em modelos experimentais para medicamentos contra a doença de Chagas. A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes do inseto barbeiro. Aumento do fígado, baço e coração são consequências da enfermidade, que pode causar arritmias fatais. Mais de 8 milhões de pessoas na América Latina estão infectadas com o protozoário, e apenas 1% tem acesso ao tratamento. No Brasil, calcula-se que a moléstia mate, anualmente, 6.000 pessoas. Os únicos medicamentos registrados são o benznidazol e o nifurtimox, que possuem vários efeitos colaterais e demandam um tratamento longo.

Comente agora
14
Ago
Barreiras: Justiça obriga Estado a transferir paciente em 48 horas
Postado por: Anacley Souza / 10:35h

O Município de Barreiras, extremo-oeste, e o Estado da Bahia devem transferir em 48 horas via UTI aérea o paciente João Martins, que, segundo relatório médico, corre risco elevado de “tromboembolismo pulmonar” e com “necessidade de colocação de filtro na veia cava”. A decisão é da juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Marlise Freire Alvarenga, que atendeu pedido do Ministério Público, em ação civil do promotor de Justiça André Luís Fetal. O paciente está internado no Hospital do Oeste, em Barreiras, com trombose oclusiva, e deve seguir para uma unidade de saúde em Salvador onde possa receber tratamento especializado. Segundo o MP baiano, a ação se deve à demora e ausência de resposta da Central de Regulação do Estado em ofertar vaga para realização do procedimento, e visa garantir o direito constitucional à vida e à saúde de João Martins. (Bahia Notícias)

Comente agora
14
Ago
Depressão afeta cerca de uma em cada dez pessoas, diz OMS
Postado por: Anacley Souza / 09:28h

O ator Robin Williams foi aviador, médico, gênio, babá, presidente, professor e fez muitas pessoas sorrirem e chorarem essa semana com a trágica morte por suicídio. O ator foi vitima da depressão, doença que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), representa atualmente a segunda maior causa de prejuízo funcional no mundo. A doença afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS, e é mais prevalente entre mulheres. No Brasil, uma em cada dez pessoas sofre com o problema. Embora seja uma doença comum, o mal carrega estigmas que dificultam seu diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento adequado. De acordo com Fabiana Nery, médica psiquiatra e especialista em transtornos do humor, a depressão é uma doença com sintomas, intensidade e gravidade distintas. Os sintomas apresentam alterações orgânicas e mentais. Entre os mais frequentes estão em primeiro lugar as alterações de humor, insônia, pensamentos negativos, falta de apetite, desanimo e tristeza profunda. A médica explica que nem sempre o paciente depressivo se dá conta que está doente. Por isso, nessa fase a família e os amigos são de extrema importância na melhora do paciente. O suicídio, como aconteceu com o ator, é o sintoma mais grave da doença, segundo a psiquiatra. “ A depressão é uma enfermidade multifatorial sistêmica, provoca alterações de várias substâncias corporais do organismo como o ganho de hormônios.

Comente agora
13
Ago
Hospitais de Salvador registram aumento de casos de virose intestinal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:30h

Nos últimos meses, hospitais de Salvador têm registrado aumento do número de casos de viroses intestinais. Provocadas por rotavirus, norovirus e bocavirus – o último, menos comum – elas provocam vômitos, febre, dor abdominal e diarreias. Segundo o infectologista Robson Reis, do Hospital Aliança, todos os dias mais pessoas são diagnosticadas com a doença. “Nós temos recebido, no mínimo, entre 5 e 10 casos por dia. Nos últimos dois meses, essa virose tem dominado”, contou ao Bahia Notícias. O médico explica que como a virose pode levar a quadros de desidratação, a ingestão de água e de soro – mesmo caseiro – são essenciais. Além disso, os infectados devem evitar a ingestão de derivados de leite e alimentos ricos em condimentos e gordurosos, que agravam alguns dos sintomas. Em caso de incômodos mais fortes, ele sugere que as pessoas procurem o serviço de saúde. “Crianças menores de 2 anos e idosos com quadro de diarreia devem procurar o hospital logo, já que perdem água mais facilmente.

Comente agora
13
Ago
Acordo consegue reduzir sódio em alimentos no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 15:12h

Um  dos acordos assinados pelo governo brasileiro com a indústria alimentícia para melhorar a dieta da população reduziu em 1.295 toneladas, entre 2011 e 2012, a quantidade de sódio nos alimentos mais consumidos no País, informou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (12). A quantidade de sódio, elemento químico presente principalmente no sal e cujo excesso é considerado prejudicial à saúde, foi retirada de bisnaguinhas, pão de forma e macarrão instantâneo vendidos no país nos dois primeiros anos de vigência do acordo, segundo um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a diretora de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, nesse período, os fabricantes reduziram quase 11% do sódio usado nas misturas para o pão de forma e em 15% o usado nos macarrões instantâneos. Ela acrescentou que o acordo assinado entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia) prevê uma redução de 1.800 toneladas do sódio usado nestes três alimentos até o final de 2014. O Ministério da Saúde assinou, até agora, quatro acordos com a Abia para reduzir o sódio em seus produtos.

Comente agora
13
Ago
Anvisa suspende lotes de glicose e antidepressivo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:55h

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu, nesta quarta-feira (13), a comercialização de um lote do antidepressivo cloridrato de clomipramina fabricado pela EMS Sigma Pharma Ltda. Segundo resolução publicada no "Diário Oficial" da União, o lote 572420 do produto CLO (cloridrato de clomipramina) 25 mg, com validade de agosto de 2015, terá a venda suspensa por ter recebido um laudo da vigilância sanitária paulista com resultado "insatisfatório nos ensaios de aspecto e descrição da amostra, em que se constatou uma mancha escura na superfície do comprimido". A empresa deverá recolher unidades desse lote. A agência também suspendeu as vendas do lote 74GD1441, com validade em março de 2015, do produto Glicose 5% solução injetável 500 ml da empresa Fresenius Kabi do Brasil Ltda. Também neste caso, a suspensão e o recolhimento do lote citado foram determinados por um resultado "insatisfatório no ensaio de aspecto". "Se constatou a presença de corpo estranho de coloração escura no interior da embalagem", diz a resolução publicada pela Anvisa. As duas empresas foram procuradas, mas ainda não se manifestaram. (Folhapress)

Comente agora
13
Ago
Anvisa suspende venda e uso de lote de medicamento antidepressivo
Postado por: Anacley Souza / 10:09h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (13) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, o comércio e o uso, em todo o território nacional, do Lote 572420 (validade 8/2015) do produto CLO 25mg comprimido revestido (cloridrato de clomipramina), fabricado pela empresa EMS Sigma Pharma Ltda. De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, apontou resultado insatisfatório nos ensaios de aspectos e descrição da amostra, sendo constatada uma mancha escura na superfície do comprimido. A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento das unidades existentes no mercado relativas ao lote. A resolução entra em vigor hoje. (Agência Brasil)

Comente agora
13
Ago
Salvador deve ganhar novo hospital até 2016; projeto visa reestruturar SUS na cidade
Postado por: Anacley Souza / 09:50h

O Projeto de Fortalecimento do SUS (Prosus), que englobará Salvador e a Região Metropolitana, vai ser responsável pela construção de uma série de unidades para o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo um hospital metropolitano na Avenida Paralela até 2016. Além disso, também serão implementados 11 unidades básicas de saúde, sete centros integrados de atenção especial, a informatização do sistema SUS e a construção de oito centros de atenção psicossocial e de um Centro de Referência ao Trabalhador. O Prosus também visa reformar três hospitais estaduais e implementar uma unidade fixa e duas móveis para coleta de sangue para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba). O valor total do projeto é de US$ 285 milhões e a maior parte desse dinheiro é proveniente de operações de créditos entre o Governo da Bahia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aprovadas pelo Senado na última terça-feira (5). “O benefício para a população vai ser a ampliação dos serviços, com a melhoria da gestão da rede SUS na capital baiana e na região metropolitana. O fortalecimento da capacidade [de atendimento] vai dar mais alternativa, conforto e agilidade durante as consultas e exames”, disse Gisélia Santana Souza, superintendente de Atenção Integral a Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). (Bahia Notícias)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com