As comentadas

Boa noite , Quarta-feira, 17/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

30
Mai
Dormir com muita luz aumenta risco de obesidade em mulheres
Postado por: Anacley Souza / 12:02h

rmir em um quarto com muita luz pode aumentar o risco de obesidade em mulheres, um "fator de risco" para o câncer de mama, de acordo com um estudo publicado nesta sexta-feira (30) pelo Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres. Os cientistas analisaram os hábitos de um amplo grupo de mulheres de 40 anos ou mais para tentar identificar as causas do câncer de mama. Assim, detectaram que 113 mil mulheres que dormiam com alta exposição à luz tiveram aumento de seu índice de massa corporal e de seu tamanho de cintura, mas não puderam determinar a causa dessa relação. "A associação que vimos entre a exposição à luz durante a noite e a obesidade é muito intrigante. Não podemos dizer ainda qual é a razão dessa relação, mas os resultados deixam aberta uma futura investigação muito interessante", afirmou o pesquisador Anthony Swedlow. Por sua vez, a doutora Emily McFadden, coautora do estudo, apontou que a relação entre dormir com muita luz e ser obeso se apoia em pesquisas anteriores sobre o impacto da luz no metabolismo, mas insistiu que "são necessários" novos estudos. O trabalho foi financiado pela organização britânica de luta contra o câncer de mama "Breakthrough Breast Câncer" e publicado hoje na revista American Journal of Epidemology. Um dos pesquisadores da associação afirmou que "é cedo demais para sugerir que dormir na escuridão ajuda a prevenir a obesidade, um fator de risco para o câncer de mama, mas a relação é realmente interessante". (Terra)

Comente agora
30
Mai
Plantão do HRSAJ registra cinco tentativas de homicídios no feriado do aniversário da cidade
Postado por: Anacley Souza / 09:43h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Willian Nunes Santos, 28 anos, residente na Urbis IV em Santo Antônio de Jesus, vítima de tentativa de homicídio por arma de fogo. Atingido com um tiro nas costas, Willian foi socorrido pelos prepostos do SAMU para o HRSAJ onde passou por processo cirúrgico. A vítima continua internada em observação.

- Thais Silva Souza, 18 anos , Residente na Praça Silvestre Evangelista, deu entrada na emergência do Hospital Regional após ser agredida por golpes de arma branca. Socorrida por populares a vítima deu entrada no HRSAJ com vários cortes. Não há informações sobre autoria ou motivação do crime que está sendo investigado pela polícia civil.

- Adeilson dos Santos Sampaio, 19 anos, residente na Fazenda Boa Vista Zona rural de Santo Antonio de Jesus, foi atingido por disparos de arma de fogo na Praça Padre Mateus. Os tiros atingiram a virilha e aperna esquerda da vitima que foi encaminhado a emergência do Hospital regional onde passou por processo cirúrgico. Não há informações sobre seu quadro de saúde. O crime foi relatado no Posto policial lotado na Unidade onde segue investigação.

Um comentário
30
Mai
Grávidas são induzidas a fazer cesárea durante gestação, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 08:51h

Gestantes brasileiras são convencidas a realizarem cesarianas para dar à luz. A constatação é do estudo Nascer no Brasil – Inquérito sobre Parto e Nascimento, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz. Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (29), entre as mulheres que esperavam o primeiro filho e foram atendidas em hospitais pagos, o índice que desejava cesárea era de 36% no início da gestação. No final da gravidez, essa proporção havia subido para 67%. De acordo com o Estadão, ainda que um terço das mulheres preferisse o parto normal, 89,9% tiveram seus filhos por cirurgia. Em relação às mulheres atendidas na rede pública, 15% queriam a cesárea tanto no início quanto no fim da gestação – 44% tiveram seus bebês dessa forma. A pesquisa entrevistou 23.894 mulheres em 266 hospitais de médio e grande porte, localizados em 191 municípios brasileiros. Ainda segundo o levantamento, realizado em 2011, do total das mulheres ouvidas, 72% queriam parto normal logo que engravidaram, no entanto as cesarianas ocorreram em 52% dos casos.

Comente agora
30
Mai
Ministério revoga portaria que incluiu aborto legal na tabela do SUS
Postado por: Anacley Souza / 07:55h

O governo federal recuou na polêmica e o Ministério da Saúde revogou nesta quinta-feira a Portaria 415, publicada quinta passada, que oficializava o aborto nos procedimentos do SUS nos hospitais do País. A revogação saiu na Portaria 437, publicada hoje no D.O. da União. A polêmica em torno do assunto e a insegurança jurídica sobre a questão fizeram o governo recuar. Antes da Portaria 415, o SUS registrava o procedimento de “curetagem”,  raspagem da cavidade uterina após aborto, não necessariamente realizado nos hospitais por meios legais,  e na portaria 415 passou a registrar “interrupção da gestação” nos procedimentos do SUS, um eufemismo para o aborto. Embora tenha prevalecido o procedimento para casos de estupro, risco de vida e anencéfalo, o não detalhamento dos procedimentos gerou um embate polêmico em torno da nova expressão na tabela do SUS, e juristas viram brecha para uma ampla abordagem e risco de prática geral do aborto além dos casos especificados, caso se mantivesse a portaria 415.

Comente agora
30
Mai
Após morte de amigo, homem desenvolve camisinha que promete aumentar prazer
Postado por: Anacley Souza / 07:41h

Depois de seu amigo ter morrido em decorrência do HIV, o norte-americano Charles Powell desenvolveu um novo modelo de camisinha. Segundo ele, o preservativo é mais resistente, mais seguro e permite maior sensibilidade ao homem durante as relações sexuais. De acordo com o inventor, o método contraceptivo é composto por um adesivo de poliuretano em forma de “U” que envolve o pênis. Há também uma espécie de tampa que é colocada na ponta do órgão masculino. Segundo Powell, o dispositivo de prevenção chamado Cap Galatic oferece a solução para três problemas muito comuns que os homens têm: a falta de sensibilidade, problemas para retirar o preservativo da embalagem e para colocar. A parte superior do preservativo é mais grossa, por isso ele é mais seguro que uma camisinha normal. Entretanto, segundo Jason Warriner, diretor clínico da instituição de caridade de saúde sexual Terence Higgins Trust, o preservativo não oferece proteção contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como a herpes, que pode ser transmitida pelo contato direto da pele. Há também o risco de que o sêmen vaze por baixo da “tampa” do dispositivo, o que deixaria dispositivo inútil. A partir do domingo (1º), a empresa abrirá um fundo para investimentos com o objetivo de financiar o desenvolvimento e a aprovação do produto junto à FDA (Food Drugs and Administration).(Revista Nossa saúde)

Comente agora
30
Mai
Menina de seis anos morre com suspeita de dengue hemorrágica
Postado por: Anacley Souza / 07:30h

Uma menina de seis anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica em Ilhéus, no sul da Bahia, na quinta-feira (29). De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a criança morava em Itabuna, no bairro Banco Raso, mas estava hospitalizada em Ilhéus. A secretaria informou que já tomou medidas de bloqueio nas imediações da casa da criança e que técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica fizeram pesquisas de campo na área em que ela residia e no trajeto que fazia de casa para a escola, tendo encontrado apenas um foco do mosquito. Segundo a secretaria, o órgão encaminhou amostra de sangue da paciente para um laboratório em Salvador, a fim de confirmar a causa do óbito. O resultado deve ser divulgado em até 30 dias. (G1 Bahia)

Comente agora
29
Mai
Ministério revoga portaria que incluiu aborto legal na tabela do SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 17:51h
O Ministério da Saúde revogou nesta quinta-feira (29) a portaria 415, publicada na semana passada e que incluiu o aborto por razões médicas e legais na Tabela de Procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria da revogação, de número 437, foi publicada na edição do "Diário Oficial da União". É assinado pelo secretário de Atenção à Saúde, Fausto Pereira dos Santos, e não apresenta justificativa.
Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde informou ter decidido revogar a portaria em razão de o governo federal não ter acertado detalhes da publicação com os governos estaduais e municipais. Além disso, de acordo com a assessoria, o cálculo de R$ 443,40 está incorreto. Por isso, segundo o ministério, a portaria deve ser reavaliada. Por meio de seu site na internet, o deputado Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB na Câmara, informou que alertou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, de que apresentou na Câmara um projeto de decreto legislativo para revogar a portaria. "Nesta quarta (28), o ministro me procurou para comunicar que estudou a portaria editada por uma secretaria do ministério e entendeu que havia falhas. Logo, resolveu revoga-lá para melhor estudá-la", disse Eduardo Cunha, segundo o site do deputado. "Quero deixar aqui registrado o agradecimento ao ministro pela compreensão do tema e pela decisão tomada de revogação da portaria 415. Certamente, após estudá-la, ele deverá apresentar alguma nova proposta ou nova portaria nos estritos termos da legislação vigente”, disse Cunha, para quem a portaria “na prática" legaliza” o aborto no país “mesmo sob a desculpa de atendimento à legislação em vigor.” (Bem estar)
Comente agora
29
Mai
Caminhar 20 minutos por dia evita perda de mobilidade
Postado por: Letícia Oliveira / 17:16h

Uma voltinha de 20 minutos no parque pode manter os idosos ativos, longe da imobilidade natural da idade. Segundo o Daily Mail, um estudo da Escola de Medicina de Yale concluiu que a atividade física moderada ajudou a manter a capacidade de andar em um nível 18% maior, em comparação a idosos que não faziam o exercício. A pesquisa, primeira do gênero, também descobriu que os andarilhos tinham 25% menos chances de se tornarem permanentemente deficientes. Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram 1.635 homens e mulheres sendetários, que foram divididos em dois grupos. Uma parte andava 150 minutos por semana, além de fazer treinamentos de força, flexibilidade e equilíbrio. O segundo grupo fazia apenas alongamentos. (Terra)

Comente agora
29
Mai
Anvisa vai mudar embalagem de alimento que provoca alergia
Postado por: Letícia Oliveira / 16:07h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (29) a promoção de consulta pública para definir alterações nos rótulos de alimentos que contém ingredientes capazes de provocar alergia. Entre as chamadas substâncias alergênicas a serem listadas nas embalagens dos produtos estão: cereais com glúten, crustáceos, ovo, peixe e amendoim; o leite, a soja, castanhas em geral, nozes e os sulfitos (presentes no vinho). Alimentos que contenham traços ou derivados desses ingredientes devem mostrar o aviso em seus rótulos. O diretor da Anvisa, Renato Porto, admite que a atual rotulagem de produtos muitas vezes não traz a informação clara de quais substâncias alergênicas estão contidas no alimento. Um dos exemplos citados por ele trata do casinato de sódio, proteína derivada do leite e que pode provocar efeito adverso severo em crianças com intolerância à lactose.

Comente agora
29
Mai
Quase 30% da população mundial é obesa ou tem sobrepeso
Postado por: Letícia Oliveira / 14:14h

Por muito tempo relegada aos países desenvolvidos, a epidemia de obesidade já atinge 2,1 bilhões de pessoas, quase 30% da população mundial - dos quais 62% estão nos países em desenvolvimento, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (29). "A obesidade é um problema que atinge todo mundo, não importando qual é sua renda ou o lugar onde se vive", resume Christopher Murray, diretor do Instituto de Avaliação da Saúde da Universidade de Washington, que analisou dados sobre 188 países. Entre 1980 e 2013, a porcentagem de pessoas que têm um índice de massa corpórea (IMC) superior a 25 - limite para que as pessoas sejam consideradas em sobrepeso - passou de 28,8% para 36,9% nos homens e de 29,8% para 38% nas mulheres, segundo o estudo publicado na revista britânica The Lancet. O IMC é a relação entre a altura e o peso, e um índice superior a 30 é considerado como sinal de obesidade no adulto. Para uma média entre 25 e 30, fala-se em sobrepeso. Mas o fenômeno ainda está longe de atingir os países da mesma forma: os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália são os campeões de obesidade entre as nações mais ricas do mundo: mais de 60% de seus habitantes maiores de 20 anos são obesos ou têm sobrepeso.

Comente agora
29
Mai
Lei prevê cardápio especial para alunos com restrições alimentares
Postado por: Anacley Souza / 11:18h

Foi publicada hoje (29) no Diário Oficial da União uma alteração na Lei nº 11.947, com o objetivo de determinar nutrição escolar adequada para alunos com restrições alimentares. O texto estabelece que, no caso de estudantes que necessitem de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou de condição de saúde específica, deverá ser elaborado um cardápio especial com base em recomendações médicas e nutricionais. A lei entra em vigor em 90 dias. (Agência Brasil)

Comente agora
29
Mai
Pesquisa diz que desconfiança deixa pessoas mais propensas a desenvolver demência
Postado por: Anacley Souza / 10:29h

A demência pode estar associada a uma atitude de desconfiança. De acordo com um estudo publicado na revista “Neurology”, pensar que o outro age somente por interesses egoístas faz com que pessoas que vivem com essa desconfiança cínica sejam mais propensas a desenvolver o problema. A pesquisa publicada nesta quarta-feira (28), outros estudos já vincularam essa desconfiança com outros problemas de saúde, como os males cardíacos. No entanto, esta é a primeira pesquisa que analisou a relação entre o cinismo e a demência. "Estes resultados se somam aos testes que demonstram que a visão que se tem sobre a vida e a personalidade pode ter um impacto sobre a saúde da pessoa", disse a autora principal do estudo, Anna Maija Tolppanen, da Universidade do Leste da Finlândia, em Kuopio. "Entender como um traço de personalidade tal como o cinismo afeta o risco de demência poderia nos dar um conhecimento importante para reduzir esses riscos", acrescentou. Para chegar aos resultados, os pesquisadores submeteram 1.449 pessoas, com média de 71 anos, a testes para o diagnóstico de demência e a um questionário que media o nível de cinismo. (Agência EFE)

Comente agora
29
Mai
Anvisa discute liberação de substância derivada da maconha
Postado por: Anacley Souza / 08:37h

O futuro do canabidiol (substância derivada da maconha) no Brasil deve ser definido nesta quinta-feira, 29, durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que começa às 10h. Os diretores devem decidir se a substância passará a integrar a lista de classificação C1, que permitirá a prescrição e a importação do composto em forma de medicamento. Nos últimos dias, o assunto da liberação da substância veio à tona, depois que a família da menina Anny Fischer, 6 anos, importou ilegalmente o canabidiol para tratar as convulsões da criança. Segundo os familiares, com o uso, as crises da menina passaram de 80 por semana para apenas três.(Agência Brasil)

Comente agora
28
Mai
HRSAJ parabeniza Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:55h

Comente agora
28
Mai
Pesquisadores relacionam baleias encalhadas com desnutrição
Postado por: Letícia Oliveira / 18:01h

A desnutrição pode explicar o forte aumento do número de baleias jubarte (corcundas) que encalham na costa ocidental da Austrália, indicaram nesta quarta-feira cientistas em uma conferência em Perth. A necropsia dos cetáceos, em sua maioria espécimes jovens, mostrou que as baleias encalhadas sofriam de desnutrição, explicou Carly Holyoake, da Universidade Murdoch. "Exames post-mortem e a análise da quantidade de gordura em amostras apontaram que a maioria das baleias jovens estavam em um estado de desnutrição grave", acrescentou a pesquisadora. "A maioria tinha um nível de gordura muito baixo, indispensável para a energia, a regulação térmica e a capacidade de flutuar", acrescentou. Entre 1989 e 2007, entre duas e três baleias jubartes  encalhavam todos os anos na costa ocidental da Austrália, sobretudo na parte sul. O número aumentou para 13 em 2008 e para 46 em 2009. Em 2010 e 2011, encalharam, respectivamente, 16 e 17 baleias. Entre as causas da desnutrição dos cetáceos figuram a intensificação da pesca comercial de krill (para as explorações piscícolas) e a influência, ainda pouco conhecida, do aquecimento global nas quantidades de krill nas águas. O krill é um elemento chave na dieta das baleias. (AFP)

Comente agora
28
Mai
Em busca de doador, mulher encontra pai no Facebook
Postado por: Letícia Oliveira / 17:06h

Uma argentina que sofre de leucemia conseguiu encontrar via Facebook seu pai, com quem tinha perdido contato há 18 anos, para realizar o teste de compatibilidade de medula óssea  para doação. Malen Gaynor, 39, mora em Buenos Aires e decidiu buscar seu pai após ser hospitalizada há duas semanas, em consequência da doença. Diante da ineficácia da quimioterapia, suas possibilidades de sobrevivência dependem de encontrar um doador compatível de medula óssea. Malen encontrou seu pai, que tinha se divorciado de sua mãe quando ela era criança, graças ao Facebook. "Decidi ligar para o meu pai quando sugeriram um transplante que pode ser feito com 50% de compatibilidade. É uma possibilidade se não aparecer um doador 100% compatível", explicou Malen. "Eu o encontrei vivendo em Córdoba e, através dele, entrei em contato com o meu meio irmão que vive em Buenos Aires. Ele já foi fazer uma análise de sangue para testar a compatibilidade. Meu pai vem em 4 de junho para fazer o teste também", disse. "Sinto que me reconciliei com o passado", afirmou a mulher. Segundo ela, a doença a fez ver "quão simples é salvar uma vida ao ser doadora". (EFE)

Comente agora
28
Mai
Crianças descontam frustrações na comida a partir dos 5 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:47h

Crianças de cinco anos já procuram consolo na comida quando estão estressadas ou ansiosas, de acordo com um estudo belga divulgado no Daily Mail. Embora o "comfort" ou "emotional eating" seja bem conhecido por adultos, a pesquisa mostra que as primeiras sementes desse tipo de comportamento são plantadas bem cedo. Os motivos mais comuns para os pequenos procurarem comidas cheias de açúcar e gordura são problemas em casa, bullying e doenças. Os pesquisadores entrevistaram mais de 300 crianças entre cinco e dez anos, fazendo perguntas sobre suas vidas. Questionavam, por exemplo, se elas já haviam passado por momentos estressantes, como a morte do avô ou divórcio dos pais, e quão irritadas, ansiosas, tristes e felizes elas se sentiam. Também concluíram que quanto mais estressantes as situações a que são expostas, mais açucarados são os lanchinhos que as crianças fazem. E são as meninas que estão mais propensas a esse comportamento.

Comente agora
28
Mai
Ufba: hospital veterinário deixa de atender temporariamente
Postado por: Anacley Souza / 11:42h

O atendimento ao público no Hospital de Medicina Veterinária Renato Rodemberg Neto, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), está suspenso desde segunda-feira, 26. O motivo principal, segundo a direção, é a segunda reforma no espaço da sede, na Av. Adhemar de Barros, em Ondina. Com isso, uma média de 40 atendimentos/dia (clínicos, cirurgias e vacinas), além de 40 revisões, deixam de ser realizados. Ontem, a costureira Maria Lúcia Rabelo, 58, procurou o hospital, mas não conseguiu assistência para seu bicho de estimação. "Meu gato está com uma lesão grande. Não dormi a noite toda. Deviam ter comunicado a suspensão do atendimento e abrir exceção para emergências. Se meu bichinho morrer, vou processar o hospital. É absurdo!", reclamou. O garçom Jailton Nepomuceno, 44, levou o cão dele para uma revisão, mas encontrou resistência. "Disseram que o hospital está fechado, mas depois de muito tempo me atenderam", disse. "Hoje, não há como atender novos pacientes. Só casos de revisão. Estamos passando por uma obra que traz desconforto ao atendimento. A área do estacionamento até a recepção terá que ser isolada. É difícil, atendemos pessoas de todo o estado", explicou o diretor da unidade, Carlos Humberto Almeida. Segundo o diretor, o hospital ainda enfrenta atraso de cinco meses na primeira intervenção e a greve nacional de servidores federais, que se estende há cerca de dois meses.

Comente agora
28
Mai
Pacientes com esclerose múltipla querem medicação oral pelo SUS
Postado por: Anacley Souza / 11:17h

Doença de diagnóstico difícil e com sintomas como esquecimento e perda momentânea de coordenação motora, a esclerose múltipla atinge principalmente mulheres entre 20 e 40 anos. Nesta quarta-feira (28), é lembrado o dia mundial da doença. Entidades que defendem os pacientes com esclerose múltipla aguardam a incorporação de uma medicação administrada oralmente, o fingolimode, no rol do Sistema Único de Saúde (SUS). Márcia Denardin, diretora da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região (Apemsmar), no Distrito Federal, diz que, hoje, tem uma vida normal, mas já sofreu muito por causa da doença. "Eu vivia internada, não conseguia fazer atividades domésticas, sentia fadiga, formigamento", relembra Márcia, que já teve que usar cadeira de rodas em crises. Na última grande crise que teve, em abril de 2013, Márcia entrou com ação judicial pedindo o tratamento com o fingolimode e, desde então, ressalta que tem até vergonha de dizer que tem a doença. "Tenho uma vida normal", assegurou. Apesar de ter funcionado no caso de Márcia, o neurologista e professor da Santa Casa de São Paulo, Charles Peter Tilbery, alerta que o medicamento é importante, mas não é a primeira opção. Também não é indicado para todos os casos de esclerose múltipla, mas para cerca de 15% dos pacientes, segundo ele. "Criou-se uma ansiedade muito grande por ser um medicamento de uso oral, só que a indicação desse medicamento é para casos restritos, não é substituto dos injetáveis. É usado em alguns casos com perfil bem definido", explicou Tilbery. O fingolimode já tem a comercialização autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Comente agora
28
Mai
SAJ: A respeito da demissão coletiva do Luís Argollo, médico muda de ideia e repete que não deixará o SUS
Postado por: Anacley Souza / 10:43h

Dizendo-se engajado na luta pela saúde do município Santo Antônio de Jesus junto com o deputado federal Roberto Britto (PP), o médico e vereador Francisco Freire (PRP), um dos profissionais que assinarou a carta de demissão coletiva dos clínicos da Santa Casa, disse que não mais deixará o quadro clinico conveniado ao SUS do hospital Luís Argollo. De acordo Freire, a maioria dos médicos já não suporta trabalhar sem dissídios e condições precárias de trabalho, tendo em vista que a unidade carece financeiramente e suas farmácias de medicamentos e materiais estão desabastecidas. O último baque da Santa Casa foi à paralisação de funcionários por conta dos salários atrasados que acontece desde o inicio da semana. Agradecendo aos esforços do MP (Ministério Público) na figura do promotor Valdemar Ferraz, Freire disse que todos devem estar imbuídos na luta para reerguer o Hospital, “estou nesta luta e acredito que iremos levantar, esse problema será resolvido”, declarou.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Um comentário
27
Mai
Zagallo é internado com infecção na coluna vertebral
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:24h

Ex-jogador e ex-técnico da Seleção Brasileira, Mario Jorge Lobo Zagallo, de 82 anos, está internado em um hospital no Rio de Janeiro por infecção bacteriana na coluna vertebral. Zagallo passa por tratamento a base de antibióticos e deve ter alta no dia 2 de junho segundo seu filho, Mario Cézar Zagallo. Presente na final da Copa de 1950 como segurança do Maracanã e das Copas de 58 e 62 como jogador, 70 e 98 como técnico e em 94 como auxiliar técnico, Zagallo é a única pessoa da história diretamente envolvida na conquista de quatro conquistas de Copa do Mundo, além de estar dentro do estádio em todas as finais que o Brasil disputou no Século XX. No entanto, o problema de saúde deve impedir o ex-jogador e ex-técnico a assistir a Copa do Mundo de 2014 in loco como o previsto. A Fifa havia oferecido ingressos e condução para Zagallo ir ao estádio. Com informações do Terra.

Comente agora
27
Mai
Fruta da moda, Goji Berry pode reduzir estresse e fortalecer sistema imunológico
Postado por: Letícia Oliveira / 17:34h

Parte da dieta de celebridades como Mick Jagger, Madonna e Britney Spears, a Goji Berry tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Popular medicina chinesa, a fruta vermelha, oferece, segundo pesquisas recentes, benefícios energéticos e antioxidantes, associados ao emagrecimento e combate de diversas doenças. Normalmente encontrada na forma desidratada, em lojas especializadas, a Gojy Berry oferece benefícios como diminuição do colesterol e do cortisol, fortalecimento dos sistemas neurológico e imunológico e melhoria do equilíbrio intestinal e da saúde do fígado. Além disso, é rica em vitamina C, ajuda a diminuir a fadiga e o estresse e possui propriedades anticancerígenas e de antienvelhecimento.  (BN)

Um comentário
27
Mai
HRSAJ abre inscrições para processo seletivo Fisioterapeuta da UTI
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:24h

No período de 26 a 30 de maio de 2014, O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus abrirá inscrições do processo seletivo para Fisioterapeuta da UTI. As inscrições serão realizadas por e-mail, devendo os interessados enviar currículo com pretensão salarial para selecaohrsaj@gmail.com, Informando no Título a área, ou através da entrega do currículo na Portaria Administrativa do HRSAJ. 

Requisitos: 

Ensino Superior Completo na área

06 meses de experiência.

(Desejável) Experiência em UTI.

Comente agora
27
Mai
Cortar calorias pode evitar que câncer de mama se espalhe
Postado por: Letícia Oliveira / 15:19h

Cientistas descobriram que cortar calorias reduz a probabilidade de que um tipo de câncer de mama migre para outros órgãos. A doença em questão é o câncer triplo-negativo, uma das formas mais ameaçadoras e menos sensíveis ao tratamento padrão. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. Uma teoria é que uma dieta com menos calorias pode diminuir as chances de o câncer se espalhar por meio do fortalecimento do tecido que envolve o tumor. Muitas pacientes com câncer de mama são tratadas com terapia hormonal e esteroides, para neutralizar os efeitos colaterais da quimioterapia. No entanto, ambos os tratamentos podem alterar o metabolismo, o que pode impulsionar o ganho de peso, com a média de mulheres engordando cerca de 5 quilos no primeiro ano de tratamento. Estudos anteriores mostraram que estar acima do peso faz com que o tratamento seja menos efetivo. O estudo usou testes em ratos. Os animais em dieta tiveram dimimuição na produção das microRNAs 17 ae 20, moléculas que têm um papel vital em influenciar vias responsáveis por muitos processos da doença.

Comente agora
27
Mai
Ministro descarta risco de epidemia de dengue durante a Copa
Postado por: Letícia Oliveira / 14:25h
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (27) que a dengue está controlada no país e descartou o risco de uma epidemia da doença durante a Copa do Mundo. Segundo ele, das 12 cidades-sede, apenas Salvador e São Paulo ainda registram transmissão, mas os casos devem cessar em algumas semanas. “Estamos prontos para fazer a Copa das Copas no que diz respeito à saúde”, disse. “Chegaremos, nas próximas duas semanas, a uma transmissão praticamente zero com risco extremamente baixo no país”, completou. Dados do ministério mostram que, em 2014, houve uma redução de 65% nos casos de dengue em todo o país e de 78% nas mortes devido à doença. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a estimativa do governo é que sejam registrados menos de 40 casos da doença nas 12 cidades-sede durante o Mundial. “Não podemos pedir uma trégua à dengue porque vai ter Copa.
Comente agora
27
Mai
S. A. de Jesus: Com salários atrasados, funcionários do Luís Argollo fazem paralisação de advertência
Postado por: Anacley Souza / 09:22h

Funcionários do Hospital e Maternidade Luís Argollo em Santo Antônio de Jesus se aglomeram em frente a área administrativa da instituição e cruzam os braços paralisando suas atividades em reivindicação aos atrasos salariais. Em entrevista ao repórter Joselito Fróes do programa Acorda Cidade da Recôncavo FM, a funcionária Letícia Sampaio disse que já estão sem receber salario há mais de 2 meses. Ainda de acordo a servidora, os colegas não tiveram reajuste salarial, alguns estão com férias atrasadas e o 13º também não foi pago, “isso já vem se alongando. Temos contas a pagar, estamos passando por dificuldades”, desabafou. Segundo informações uma comissão se reuniu com a diretoria do hospital para decidirem o que farão como não obtiveram êxito na reunião mais uma vez se manifestaram. A funcionária confirmou também que alguns colegas estão sendo agraciados por um médico devido a grande necessidade, “estamos chorando, gritando por socorro. Alguns médicos se sensibilizam com nossa situação e nos ajudam”, revela. Não é primeira vez que os servidores do hospital paralisam suas atividades por conta da falta e atraso nos salários. Na semana retrasada, o quadro médico conveniado ao SUS do Luís Argollo pediram demissão em massa deixando um grande declive na instituição, os funcionários pedem solução: “estamos parados, estamos reivindicando o nosso direito. Se não houver uma definição de quando receberemos iremos parar nossas atividades por tempo indeterminado”, afirma. No dia 16 de maio o prefeito Humberto Soares Leite anunciou um repasse de R$ 80 mil/mês para a unidade hospitalar, mas pelo visto o recurso ainda é ínfimo para a Santa Casa. 

  1. Redação e Fotos: Voz da Bahia
  • Funcionários reivindicam salários atrasados / Fotos: Voz da Bahia

 

4 comentários
26
Mai
Saúde de Genoino piorou na prisão, diz defesa ao STF
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:32h

A defesa do ex-deputado federal José Genoino (PT-SP), preso após condenação no processo do mensalão do PT, enviou documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (26) no qual afirma que o estado de saúde do ex-parlamentar piorou desde que ele voltou à prisão, há menos de um mês. Condenado a 4 anos e 8 meses de prisão, o ex-deputado, que tem problemas cardíacos, foi preso em novembro do ano passado, mas passou mal no presídio e obteve o direito a cumprir temporariamente a pena em prisão domiciliar. Por ordem do presidente do Supremo, Genoino voltou à prisão no dia 1º de maio. No documento enviado ao Supremo, a defesa pede que o recurso apresentado seja avaliado pelo plenário o mais rápido possível. "[A defesa] requer, ainda, urgência na apreciação do agravo regimental interposto [recurso contra decisão individual], uma vez que o sentenciado apresentou piora em seu quadro clínico desde seu retorno ao presídio. Conforme apontado no relatório anexo o peticionário apresentou três episódios de crise hipertensiva, com elevação dos níveis pressóricos sistólicos, que requereram o uso de medicação de urgência", informou a defesa. Ainda conforme a defesa, Genoino teve alteração no perfil de coagulação após voltar à prisão.

Comente agora
26
Mai
SAJ: Moradores do bairro Rádio Clube recebem serviços do Todos Pela Cidadania
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:17h

Música, serviços, promoção à saúde e informação estiveram à disposição dos moradores do Bairro Rádio Clube na manhã deste domingo (25). A ação cidadã teve o objetivo de intensificar ações de inclusão social voltadas para as comunidades do município de Santo Antonio de Jesus, além de levar muita diversão para a criançada com um parque montado na comunidade. Para Dr. Everaldo Ferreira Júnior, Diretor Regional de Saúde (4ª DIRES), o evento reforçou a importância de se ter serviços na área de saúde mais próximos da população: “Foi gratificante ver o quanto a população estava contente pelos atendimentos cumpridos, além dos testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV, realizados pela caravana da saúde. A equipe 4ª DIRES e todos os parceiros estão de parabéns pelo esforço e trabalho desenvolvido”, garante o também médico ortopedista. As atividades estiveram à disposição do público até o meio dia, onde os parceiros divulgaram suas ações, promoveram o diálogo com a comunidade, além de orientar sobre a prevenção do câncer de mama; informações sobre as DST’s; formas de alimentação saudável; erradicação do trabalho infantil; teste de acuidade visual, emissão de 2ª via de nascimento, casamento e óbito. Foram também disponibilizados os serviços de massoterapia, consulta ao SPC e aplicação de flúor em crianças. 

Comente agora
26
Mai
Manifestações de alergias crescem 40% durante as estações mais frias do ano
Postado por: Letícia Oliveira / 15:51h

Todos os anos a história se repete. Basta a temperatura cair para as alergias se manifestarem. Com o ar mais seco e o aumento dos poluentes, ácaros e pó, fica quase impossível não sofrer com a rinite alérgica, asma brônquica, conjuntivite alérgica e dermatite atópica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas estações mais frias, a incidência de alergias cresce 40%. "As alergias são respostas exageradas do sistema imunológico a alguns estímulos externos comuns a todas as pessoas, como poeira, ácaro e fungos. Quem está predisposto a ter alergia, ao entrar em contato com o alérgeno (agente causador), o sistema imunológico reage, criando anticorpos para atacar o suposto inimigo. Desta reação, são liberadas substâncias que determinam os sintomas", explica a alergologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Cristina Abud de Almeida. Ainda de acordo com a especialista, os sintomas das alergias que se manifestam nas estações mais frias são facilmente percebidos. "Na rinite alérgica, o indivíduo apresenta coceira nasal, na garganta e/ou no ouvido, espirros, obstrução nasal e coriza. Na asma brônquica, os sintomas são tosse, principalmente à noite, e ao acordar, cansaço, aperto no peito e/ou chiado. Com a conjuntivite alérgica, os olhos ficam vermelhos, coçam e lacrimejam. Já na dermatite atópica, a pele apresenta lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam", detalha.

Comente agora
26
Mai
Anvisa suspende a fabricação de produtos de limpeza e conservação
Postado por: Anacley Souza / 12:35h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (26) a suspensão da fabricação, da comercialização, da divulgação e do uso de todos os lotes dos produtos Lustrador para Veículos, Limpa Pneus e Desengraxantes da marca Texas King, fabricados e distribuídos pela empresa Texas King Indústria e Comércio de Limpeza Ltda. De acordo com a Anvisa, a empresa comercializava os produtos sem a devida Autorização de Funcionamento (AFE) para esse tipo de fabricação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.(Agência Brasil)

Comente agora
26
Mai
Estudo sugere que prática sexual desenvolve inteligência
Postado por: Anacley Souza / 11:20h

Uma descoberta da Universidade de Maryland diz que a prática sexual causa efeitos positivos nas funções cognitivas, aquelas responsáveis pelo aprendizado. Os pesquisadores testaram a hipótese em ratos de meia-idade, e o resultado confirmou a possibilidade. Segundo a Superinteressante, a primeira missão do estudo foi avaliar a capacidade de formação de novos neurônios, que declina de acordo com a idade, nos bichinhos participantes. Depois, os pesquisadores deixaram a metade dos ratinhos fazer sexo durante um período, enquanto outro grupo não praticava. Após os testes, os ratos que haviam feito sexo produziam mais neurônios novos. Os cientistas informaram que ainda não se sabe qual é a explicação, mas o sexo parece estimular as atividades cerebrais, entre elas as funções cognitivas, o que pode deixar os seres mais inteligentes.

Comente agora
26
Mai
Deficiências do HGE e Clériston Andrade são destaques em reportagem sobre hospitais públicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:55h

Dois hospitais baianos foram destacados em reportagem do Fantástico deste domingo (25), feita com base em um estudo realizado pelo Tribunal de Contas da União para averiguar a qualidade do atendimento em 116 centros médicos públicos, os mais procurados pela população em todo o país. No Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, é mostrada a situação de um paciente que aguarda há mais de um mês a marcação de uma ressonância magnética. “Olha, um paciente que teve um sangramento, uma suspeita de sangramento cerebral, em qualquer lugar do mundo seria um paciente abordado de imediato porque se for um aneurisma, por exemplo, e ele romper, o paciente morre”, afirma o médico Djalma Duarte, funcionário do HGE, sobre o caso. Segundo o relato do profissional, o procedimento não é realizado por falta de aparelho. Outra unidade de saúde baiana mostrada pelo programa é o Clériston Andrade, em Feira de Santana, no qual não funciona o tomógrafo, utilizado para examinar o cérebro.

Comente agora
26
Mai
STF faz audiência pública sobre internação pelo SUS
Postado por: Anacley Souza / 07:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) promove hoje (26), às 14h, audiência pública sobre internações hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A discussão vai tratar da possibilidade de, em uma internação pelo SUS, haver melhoria no tipo de acomodação do paciente e a contratação de profissional de sua preferência mediante o pagamento da respectiva diferença. De acordo com declaração do ministro Dias Toffoli, do STF, ao site do tribunal, esse tipo de internação, se permitida, faria com que “pessoas com menos posses fossem para um sistema mais precário e pessoas com mais posses, mesmo se utilizando do SUS, tivessem acesso a um serviço melhor de saúde”. A questão levantada é se esse tipo de internação fere algum princípio constitucional que confere ao SUS oportunidade de acesso igual a todos. A discussão foi motivada por um recurso do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul contra a Justiça Federal da 4ª Região, que negou à entidade a possibilidade de estabelecer essa prática. Toffoli é o relator do processo. Durante a audiência, serão ouvidos 14 expositores, entre eles o ministro da Saúde, Arthur Chioro, falando em nome da União. Entidades representativas de usuários, entidades hospitalares e conselhos de Estado também vão se manifestar na audiência, entre elas a Procuradoria-Geral da República, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar. Ao site do STF, Toffoli destacou ainda que a audiência pública é importante porque “para a deliberação jurídica, é necessário ter a compreensão da realidade fática que está ocorrendo no mundo real e não só no mundo das normas ou da Constituição Federal”.(Agência EBC)

Comente agora
25
Mai
Dia Internacional da Tireoide alerta sobre importância de diagnóstico precoce
Postado por: Letícia Oliveira / 16:17h
O diagnóstico rápido de problemas na glândula tireoide melhora a qualidade de vida e evita complicações no estado de saúde, alerta o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, George Coura Filho, neste Dia Internacional da Tireoide (25). A glândula fica na parte da frente do pescoço e é responsável por sintetizar hormônios que regulam o organismo. De acordo com George Filho, vários de sinais e sintomas indicam que a tireoide não está funcionando bem, com reflexos em órgãos como coração, intestino e rins. No caso do hipertireoidismo, há perda de peso, palpitações e inchaço no olho. Já no hipotireoidismo, a pessoa sente sono excessivo, retém líquido, tem unhas e cabelos quebradiços e memória fraca. O diretor da Sociedade de Medicina Nuclear alerta também para o surgimento de nódulos na garganta, que podem indicar a ocorrência de um câncer de tireoide. “O paciente tem que estar atento”, disse. “Identificando que o seu organismo não se encontra da forma habitual, ou nódulos na garganta, procure um médico e inicie uma investigação”, recomendou.
Comente agora
25
Mai
Mel ou orgânico? Site diz que não existe açúcar saudável
Postado por: Letícia Oliveira / 15:45h

O açúcar é um dos grandes vilões da alimentação e o site do  jornal Huffington Post não traz boas notícias: não existe uma versão saudável deste alimento. Segundo a publicação, o nosso corpo não se se importa se ele vem em versão orgânica, não-refinada ou 100% natural. Confira, a seguir, algumas informações nutricionais por trás disso.

Todo açúcar é açúcar: Não é segredo que o consumo de açúcar em grandes quantidades traz efeitos negativos para a saúde – estudos já o relacionaram à obesidade, diabetes e aumento de risco de doenças cardíacas. No entanto é necessário na alimentação, mas é possível estar de olho na quantidade extra que colocamos nos alimentos. E de acordo com Marion Nestle, professora de nutrição na New York University, não importa o tipo de açúcar – seja em mel, néctar de agave ou açúcar de coco. O excesso é  notado no sangue. Em última análise, todos trazem efeitos semelhantes sobre a obesidade, de acordo com Jaimie Davis, da University of Texas. “Não existem dados que sugerem que, se consumir mais calorias vindas do mel, vai armazená-las de forma diferente”, explicou.

Comente agora
25
Mai
Nutricionista de plantão: Edilson Neiva tira dúvidas da população aqui no Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 14:15h

Pergunta – O excesso de pele que fica no organismo quando a pessoa emagrece apenas com uma dieta balanceada, tem como ser retirada?

Edilson Neiva – Quando as pessoas estão a cima do peso ficam com medo de emagrecer e ficar com o excesso de pele que vai ficar posterior ao emagrecimento. Analisamos de cada caso no consultório da seguinte maneira, de acordo com a idade a pessoa tem menos colágeno, elastina e propriedade dessa pele para ela voltar ao local onde deveria estar. Temos casos de pacientes que perderam 60 quilos. É possível levar uma pessoa de 140 quilos ao peso normal sem sobrar pele, por que é feito um emagrecimento gradativo e moderado. Quando a pele tem alteração muito rápida do peso, não dá tempo de se conformar, mas quando você emagrece uma pessoa sem desidratar. Se você tem muita pressa vai deixar pele, porém tem pacientes que já tem obesidade e o abdômen já está tão flácido que folga sem nem emagrecer, então ele não tem muita escapatória.

2 comentários
25
Mai
Descoberta proteína para potencial vacina contra malária
Postado por: Letícia Oliveira / 09:10h

Cientistas americanos descobriram uma proteína que gera anticorpos e pode ajudar a prevenir a multiplicação de parasitas da malária, abrindo caminho para uma vacina em potencial, segundo estudo publicado nesta quinta-feira. Essa proteína pode ajudar os cientistas em suas pesquisas na luta contra as formas mais severas da malária, uma doença que mata mais de 600.000 pessoas todos os anos, particularmente crianças pequenas na África subsaariana. Denominada de PfSEA-1, a proteína, cuja presença semeia a formação de anticorpos, foi associada à diminuição no número de parasitas em algumas crianças e adultos da África, onde a malária é endêmica, segundo estudo publicado na revista científica americana Science. Camundongos expostos à proteína em uma vacina demonstraram redução nos níveis de parasitas em seu sangue.

Comente agora
24
Mai
Cirurgião Geral tira dúvidas da população no Voz da Bahia. Confira:
Postado por: Anacley Souza / 18:26h

Dr. Antônio Carlos, cirurgião geral do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, participou do programa Acorda Cidade, na Recôncavo FM, e respondeu perguntas da população sobre cirurgia urológica.

Pergunta - Tenho um bebê de dois meses e percebi que ele faz xixi atrás da glande longe da pontinha como é normal. Isso é grave?

Dr. Antônio Carlos - Essa displasia se chama hipospádia. É uma patologia urológica que acomete o sexo masculino. É acompanhada por excesso de pele prepucial dorsal que recobre parcialmente a glande a qual pode ter algum grau de rotação, ou mesmo o pênis apresentar uma importante curvatura ventral. Existem correções cirúrgicas que hoje, infelizmente, não se faz pelo SUS. É uma cirurgia delicada, e em se tratando de uma criança de apenas dois meses, o aconselhável é que a deixe crescer mais um pouco para depois passar pelo processo cirúrgico. É importante que se faça acompanhamento com médico pediatra ou urologista. A hipospádia, se não corrigida, pode levar a uma futura dificuldade de ereção tornando o ato sexual difícil e doloroso.

Pergunta – Pode haver complicações mais sérias se não for possível realizar a cirurgia?

Dr. Antônio Carlos - Quanto mais próximo à glande está o orifício uretral, mais garantias teremos no processo cirúrgico. A complicação maior é a possibilidade de infecções urinárias recorrentes. É necessário ficar atento.

Pergunta - A fimose está ligada a esta doença?

Dr. Antônio Carlos - A maioria dos casos ligados a esta displasia, tem excesso de pele, a qual chamamos de prepúcio, que recobre por completo a glande. Em alguns casos existem uma parte rasgada. Se faz a correção da fimose, em alguns casos, em duas ocasiões, onde a retirada do excesso de pele se faz na última etapa, já que esta será usada como enxerto para que se cubra o orifício anômalo.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
24
Mai
Publicação aponta para risco controlado de dengue durante Copa do Mundo
Postado por: Anacley Souza / 14:16h

Em resposta à publicações estrangeiras alertando para o risco de surto de dengue no Brasil durante a Copa do Mundo, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fizeram estudo que aponta que a probabilidade de uma epidemia de dengue é pequena. O estudo indica que no período do Mundial teremos uma incidência menor do que 100 casos por 100 mil habitantes em Brasília, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, considerada baixa incidência. No Rio de Janeiro, e Belo Horizonte, em Salvador e em Manaus há um risco de média incidência de dengue, entre 100 a 300 casos. Já as capitais Recife, Fortaleza e Natal, têm um risco alto, com probabilidade de mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Apesar disso, a probabilidade de acontecer uma alta incidência nestas três capitais é considerada baixa pelos pesquisadores, 19%, 46% e 48%, respectivamente. De acordo com um dos autores da pesquisa, Christovam Barcellos, a situação está controlada. “As previsões são muito mais baixas do que falam os jornais do mundo inteiro”, avaliou o pesquisador. Ele acrescentou ainda que com o estudo é possível agir pontualmente nos locais de maior risco. (Agência Brasil)

Comente agora
24
Mai
Vinho tinto ajuda a combater cáries, aponta pesquisa
Postado por: Letícia Oliveira / 12:39h

Uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o vinho tinto pode proteger os dentes contra cáries, assim como o extrato de semente de uvas. Os pesquisadores afirmaram que a descoberta pode ajudar o desenvolvimento de produtos naturais que combatam as doenças dentárias. Maria Victoria Moreno-Arribas, do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha, e sua equipe fizeram uma experiência laboratorial com diversos líquidos para testar o combate a cáries. O vinho tinto, com ou sem álcool, com extrato de semente de uva se mostraram mais eficazes em se livrarem das bactérias. As informações são do Daily Mail. As doenças dentárias, de acordo com os pesquisadores, são extremamente comuns no mundo todo. As cáries, doenças na gengiva e perda dentária afetam um número estimado de 60% a 90% da população mundial. Os problemas, segundo os especialistas, começam quando certas bactérias na boca se reúnem e formam biofilmes, comunidades difíceis de matar. Eles formam placa e produzem ácido, que começa a danificar os dentes. Mesmo com o uso de flúor e escovação adequada, os efeitos são limitados. Mas as constatações sobre o vinho nem sempre são positivas, já que outro estudo recente apurou que a bebida não aumenta a expectativa de vida, como já fora divulgado anteriormente.

Comente agora
24
Mai
Estudo comprova que cannabis reduz convulsões e pode ser usada contra epilepsia
Postado por: Letícia Oliveira / 10:06h

Estudo comandado por Edward Maa, chefe do Programa Global de Epilepsia em Denver Health, nos EUA, revela que a cannabis pode ajudar no tratamento contra epilepsia. Apesar de o potencial medicinal de uma substância ativa na planta ser altamente controverso, a pesquisa detalhou a experiência de uma mãe ao medicar a filha com síndrome de Dravet, uma forma grave da doença. A redução do número de convulsões foi de 50 para duas a três por mês. O tratamento foi conduzido combinando a substância CBD da planta e medicamentos antiepiléticos comuns. “Como profissionais da área médica, é importante promovermos o resultado da eficiência de CBD no tratamento contra epilepsia”, afirmou Maa. Atualmente, 21 estados nos EUA já legalizaram a maconha para fins medicinais. Outro estudo da série descobriu que o THC – substância psicoativa principal – e CBD – o principal ingrediente não psicoativo da cannabis – apresentam propriedades contra convulsões em animais. As informações são do Daily Mail.

Comente agora
24
Mai
Olho no glaucoma: doença silenciosa atinge mais afrodescendentes do que brancos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:40h
O glaucoma representa uma das maiores causas de cegueira no mundo. Silencioso, na maioria dos casos, pode pegar o paciente em qualquer idade, principalmente na curva dos 40 anos. A forma crônica ou simples do glaucoma é responsável por quase 80% dos casos. De acordo com o oftalmologista Vespasiano Santos, a doença tem outra característica que deve deixar os baianos de olhos mais abertos. Um estudo feito na Universidade de Baltimore, no leste dos Estados Unidos, diz que a patologia é quatro vezes mais recorrente entre afrodescendentes do que entre brancos ou caucasianos. O efeito tem a ver com problemas na saída de um líquido chamado de "humor aquoso", produzido pelo próprio olho. "Em indivíduos afrodescendentes, a pigmentação na saída do líquido é mais comum, o que dificulta a saída dele [líquido] que vai se acumulando dentro do olho. Isso aumenta a pressão intraocular e faz com que as fibras do nervo ótico fiquem destruídas", explica Vespasiano em entrevista ao Bahia Notícias. O médico diz que a destruição é "irreversível". Outra forma da enfermidade é a congênita, a pessoa já nasce com o problema. Essa forma é mais fácil de ser identificada. "A criança aparece com o olho grande e às vezes os pais e avós acham bonito, mas esse olho pode ser patológico", relata o médico ao se referir à forma secundária da doença. Nestes casos, é recomendada a cirurgia imediata. Para pessoas com mais de 40 anos existem colírios que ajudam a tratar a doença. Em geral, são mais caros, com preço em torno de R$ 100.
Comente agora
24
Mai
Governo oficializa aborto e paga R$ 443 pelo SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 07:57h

A Portaria 415 do Ministério da Saúde oficializou o aborto nos hospitais do Brasi, e o SUS pagará R$ 443 pelo procedimento. O D.O. da União traz o eufemismo ‘interrupção terapêutica do parto’. A lei sancionada pela presidente Dilma visa autorizar aborto para casos de estupro e anencéfalos, mas deixa brechas para a prática geral: a mulher não é obrigada a apresentar BO policial ao médico, e uma única vírgula no texto da portaria abre interpretações para a prática geral. A íntegra no link < bit.ly/1qYMiNL > (Correio)

Comente agora
23
Mai
Sedentarismo mata mais do que obesidade, alerta especialista
Postado por: Letícia Oliveira / 17:08h

O sedentarismo é a segunda maior causa de morte no planeta, perdendo apenas para a hipertensão, diz o médico Victor Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). "Muitos estudos mostram que atividade física é tão importante quanto a alimentação para perda de peso e redução dos riscos de inúmeras doenças", destacou. Segundo Matsudo, uma pessoa sedentária tem riscos maiores de desenvolver doenças em relação a quem não se alimenta de forma adequada, por isso ele tenta desmistificar a percepção de que obesidade é um problema relacionado apenas à nutrição. "O colesterol alto, o excesso de peso, a obesidade, o diabetes são problemas causados pela má alimentação, porém o impacto do sedentarismo para o desenvolvimento dessas doenças é ainda pior", defende. O especialista afirma que o crescimento da obesidade é totalmente proporcional ao aumento do comportamento sedentário. "Uma pesquisa de 1995 (Prentice and Jebb. Obesity in Britain: gluttony or sloth? British Med J) mostra que o crescimento da obesidade pode ser creditado menos aos níveis de ingestão de calorias totais, principalmente aos índices de gordura, e mais ao aumento do número de carros na garagem ou do tempo que passamos sentados assistindo TV", alertou.

Comente agora
23
Mai
Portaria autoriza acompanhamento de recém-nascido em UTIs neonatais
Postado por: Anacley Souza / 08:14h

Uma portaria do Ministério da Saúde determina que a mãe do recém-nascido tem direito de acompanhá-lo 24h enquanto ele estiver na maternidade, mesmo em unidades de terapia intensiva, UTIs, neonatais. A regra vale também para o pai ou algum outro responsável, neonatais. O documento foi assinado nesta quinta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. O ministro também disse que foi ampliada a verba para hospitais que trabalham com os chamados partos humanizados em 17% dos recursos repassados para parto normal e 8,5% para parto cesáreo. A iniciativa Hospital Amigo da Criança é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para garantir incentivos às unidades que mantém assistência humanizada e qualificada às mães e aos bebês. Atualmente, são 321 hospitais com o título.

Comente agora
23
Mai
MPF aciona secretária de saúde de Feira de Santana e médico por estelionato e falsidade ideológica
Postado por: Anacley Souza / 07:44h

O Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana, centro norte do estado, ajuizou uma ação de improbidade administrativa contra a secretária municipal de saúde, Denise Lima Mascarenhas, e o médico José Antônio da Silva Barbosa por estelionato e falsidade ideológica. De acordo com o MPF, o médico, que atuava no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, teria abandonado as funções dele por mais de um ano, e o fato teria sido acobertado pela secretária. Segundo o órgão de Justiça, a conduta dos dois gerou um prejuízo de mais de R$ 40 mil ao erário. Na ação, o MPF declara que Barbosa, que é servidor público federal vinculado ao Ministério da Saúde, e cedido, na época, à Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, não compareceu ao trabalho entre janeiro de 2007 e fevereiro de 2008. Nas investigações é apontado que Denise encaminhou ao Ministério da Saúde falsas fichas de frequência do servidor, a fim de comprovar que ele estava trabalhava normalmente. Para o MPF, a conduta dos dois implicou em enriquecimento ilícito. Segundo a procuradora da República Vanessa Previtera, autora da ação e da denúncia, “o fato de o réu ter recebido regularmente seus vencimentos, sem, contudo, prestar as correlatas atividades laborais importaram em enriquecimento ilícito correspondente ao valor recebido nos período de janeiro de 2007 a fevereiro de 2008”.(Bahia Notícias)

Comente agora
22
Mai
Especialista diz que produtos detox podem prejudicar a saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 16:04h

A oferta de produtos para desintoxicação é grande: comprimidos, emplastos para os pés, extrato de raiz de urtiga, sais de banho... De acordo com o professor de farmacologia bioquímica Alan Boobis, da Imperial College London, Inglaterra, esses itens não cumprem o que prometem e ainda podem trazer alguns prejuízos à saúde. Os dados são do jornal Daily Mail. “A ciência (desses produtos) não é simplesmente irreal. É, francamente, implausível. Também é desnecessária. A mãe natureza, afiada por anos de evolução, dotou o corpo humano com um sistema de desintoxicação muito eficiente, na forma de fígado, rins e trato intestinal”, comentou o especialista. Alguns dos produtos dizem que ajudam a impedir que o sistema linfático fique estagnado. “O sistema linfático, que é responsável pela drenagem de fluidos a partir de tecidos, não é nada estagnado. De fato, circulam vários litros de fluido a cada dia. Se já estagnou, causaria inflamação dos gânglios linfáticos, o que é muito doloroso.” Cientistas renomados, incluindo Boobis, investigaram as promessas dos itens de desintoxicação e publicaram os resultados no Making Sense of Chemicals. Segundo Boobis, a maneira mais fácil de se manter bem é apostar em dieta equilibrada, beber muita água, dormir o suficiente, não fumar e beber com moderação. Confira abaixo as constatações sobre sete itens analisados: 

Comente agora
22
Mai
Conheça os riscos do álcool na gravidez
Postado por: Letícia Oliveira / 13:26h

A exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica pode acarretar problemas graves ao bebê, ou surgir tardiamente. Se instaladas no feto, podem se perpetuar até a idade adulta. A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) apresenta diversas manifestações, desde alterações comportamentais até malformações congênitas neurológicas, cardíacas e renais. Contabiliza, no mundo, de um a três casos por mil nascidos vivos. No Brasil, não há dados oficiais do que ocorre de norte a sul sobre este tipo de dano. Entretanto, existem números de universos específicos. Para ter uma ideia, no Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha, um estudo com duas mil futuras mamães apontou que 33% bebiam mesmo esperando um bebê. O mais grave: 22% consumiram álcool até o dia de dar à luz. Inexiste qualquer comprovação de uma quantidade segurade bebida alcoólica que proteja a criança de qualquer risco. Neste caso, a gestante ou a mulher que pretende engravidar deve optar por tolerância zero à bebida alcoólica, conforme alerta Conceição Aparecida de Mattos Segre, coordenadora do Grupo de Prevenção dos Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-nascido da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Veja respostas às principais dúvidas:

Comente agora
22
Mai
Dupla retirada de mama após câncer é feita sem indicação em 70% de casos, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 12:50h

Um estudo aponta que a maioria das mulheres que opta pela dupla mastectomia depois de serem diagnosticadas com câncer de mama não tem indicação clínica para realizar o procedimento. Segundo a pesquisa norte-americana, publicado na revista “JAMA Surgery” nesta quarta-feira (21), 68,9% das mulheres que optam pela dupla retirada da mama não se enquadravam nesse perfil. Os especialistas informam que a possibilidade de retirar as duas mamas após o diagnóstico de câncer é apresentada principalmente a mulheres com histórico familiar da doença. Outra recomendação é para aquelas que apresentam mutação genética que determina maior risco de o câncer vir a aparecer nas duas mamas. Ainda de acordo com o estudo, pesquisas anteriores já apontaram que, ao redor do mundo, a ocorrência da chamada mastectomia profilática contralateral (MPC) – quando a mama não afetada pelo câncer também é retirada como forma de prevenir o surgimento da doença – tem aumentado, o que traz preocupações de que essa opção esteja sendo adotada de forma indiscriminada. “As mulheres parecem estar usando a preocupação em relação à reincidência do câncer para optar pela mastectomia profilática contralateral. Isso não faz sentido porque ter um seio não afetado removido não vai reduzir o risco de reincidência no seio afetado”, afirma a pesquisadora Sarah Hawley, professora da Escola de Medicina da Universidade de Michigan e uma das autoras da pesquisa. Participaram do levantamento 1.447 mulheres americanas diagnosticadas com câncer de mama, com idade média de 59 anos. (O Globo)

Comente agora
22
Mai
Quer ter um sorriso perfeito? Venha para Neoimplant
Postado por: Letícia Oliveira / 12:46h

 

Consiste basicamente no deslocamento da margem gengival em sentido contrário à coroa dentária, levando a exposição do tecido radicular. É uma alteração que pode estar associada a vários fatores como: força excessiva durante a escovação dos dentes, sobretudo com o uso de cerdas duras. A consequência clínica não demora a aparecer, veja:

Se o paciente apresentar sorriso alto (mostrando mais gengiva ) o comprometimento estético pode gerar situações de desconforto e constrangimento ao sorrir. 
Há casos, onde o dente pode ficar muito alongado e desproporcional no arco, onde a queixa do paciente é a seguinte:" estou com a sensação de dente crescido", veja:
9 comentários
22
Mai
Tomate pode ser causa de odor do suor, diz especialista
Postado por: Anacley Souza / 07:58h

Corte o tomate de dieta se quer acabar com o odor do copo. O aviso é de um químico e médico que teve razões pessoais para embarcar em um estudo de 640 milhões de libras para a indústria de desodorantes do Reino Unido. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. Em uma publicação no jornal Medical Hypotheses, Charles Stewart explica como o odor do corpo é determinado parte pela genética que controla o grau de sudorese das glândulas das axilas e da quantidade de suor, e também pela presença de bactérias como a Corynebacterium, que vivem na pele. Stewart trabalhou por mais de duas décadas em parceria com empresas farmacêuticas, desenvolvendo tratamentos para condições de pele que vão do eczema ao câncer. A descoberta do tomate aconteceu em 2007, motivada pelas ondas de calor, quando ele próprio sofreu com fortes odores do seu corpo. Constrangido, ele não sabia como resolver o problema, apesar de usar grandes quantidades de sabonete. Ele então notou que os talos do tomate são preenchidos com um óleo que cheira a suor, e se perguntou então se o alimento não seria o culpado.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com