As comentadas


Bom dia , Sábado, 25/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

15
Jul
Plantão de emergência das últimas 24h do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 09:43h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Carlos André dos Santos Evangelista, 35 anos, residente na Rua Cosme e Damião em santo Antônio de Jesus após sofrer tentativa de homicídio por arma branca. Com diversos cortes pelo corpo a vítima passou por procedimento clínico e permanece internado em observação. O ocorrido foi informado no Posto da Polícia Militar lotado na Unidade Hospitalar onde segue investigação.

- Renato de Souza Lemos, 47 anos, residente na cidade de Dom Macedo Costa, deu entrada na emergência do Hospital Regional após ser vítima de acidente automobilístico, com diversas escoriações pelo corpo, Renato foi medicado e permanece em observação.

- Elenilson Cerqueira Silva, 28 anos, residente em Santo Antônio de Jesus, foi encaminhado para o HRSAJ, após sofrer tentativa de homicídio por arma branca. Atingido por um golpe de faca, o jovem  foi socorrido por populares para aunidade de saúde onde passou por procedimento cirúrgico. O caso foi relatado no Posto Policial onde segue investigação de autoria e motivação do crime.

- Roberto Carlos de Andrade Alves, 43 anos, residente na zona rural de Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do Hospital Regional após ser atropelado por um veículo de dados ignorados. Com diversas escoriações pelo corpo, Roberto permanece internado em observação.

- Joelma de Jesus Conceição, 23 anos e Adenilson dos Santos Castro, 27 anos, ambos residentes no bairro do São Benedito deram entrada na emergência do Hospital Regional após se envolverem em um acidente automobilístico. Com escoriações pelo corpo, as vítimas permanecem internadas em observação onde aguardam atendimento com especialista.

Comente agora
15
Jul
Mortes por meningite diminuem na Bahia mas já chegam a 21 este ano
Postado por: Anacley Souza / 09:32h

Um adolescente de 13 anos morreu vítima da meningite tipo C, na madrugada do último domingo, no município de Santo Antônio de Jesus, a 190 quilômetros de Salvador. Esta foi a quarta morte causada pela doença este ano na Bahia, segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O adolescente José Santana da Cruz Bisneto foi enterrado na tarde de domingo na cidade de Nazaré das Farinhas. De acordo com a Sesab, houve uma significativa redução no número de mortes por todos os tipos de meningite na Bahia. Os dados mostram que de janeiro a julho de 2013 morreram na Bahia 41 pessoas, sendo 16 por conta da meningocócica. Este ano, até julho, foram registrados 21 mortes causados por todos os tipos da doença, sendo três por causa do tipo C. Em 2012 foram 1.481 casos de todos os tipos da doença, com 96 mortes. Já em 2013, foram 879 casos com 76 mortes. Neste ano, até o dia 8 de janeiro foram verificados dois casos na cidade Nova Soure e Pojuca, nenhum em Salvador. No caso da meningocócica C foram 131 casos, em 2012, com 33 mortes e 93 em 2013, com 25 mortes. A secretaria de saúde atribui a redução de casos e mortes à introdução da vacina conjugada com estratégias, além do diagnóstico com intervenções precisas e medidas de vigilância.

Comente agora
15
Jul
Pâncreas artificial, que será testado em 2016, é esperança para diabéticos
Postado por: Anacley Souza / 07:18h

Um disco ultrafino de polímero, pouco maior do que um CD, implantado no abdômen poderia mudar a vida de milhões de diabéticos que dependem de insulina. O pâncreas bioartificial, desenvolvido por pesquisadores franceses, será testado pela primeira vez em humanos em 2016. Com o dispositivo, os pacientes não terão mais de receber injeções diárias de insulina: o hormônio será fabricado naturalmente pelas células do pâncreas (obtidas por engenharia genética a partir de células-tronco), dispostas dentro do bolso artificial. Este projeto, cuja aplicação em grande escala não deve ocorrer antes de 2020, "levanta muitas esperanças e expectativas" para 25 milhões de pessoas com diabetes do tipo 1 em todo o mundo, diz Séverine Sigrist, pesquisadora da start-up francesa Defymed, responsável pelo protótipo. A ideia de um pâncreas bioartificial foi inspirada na técnica de transplante de células pancreáticas, destinadas a suprir a deficiência do pâncreas e fazer com que o organismo passe a fabricar a insulina por conta própria, regulando assim a quantidade de açúcar no sangue.

Comente agora
14
Jul
Santo Antônio de Jesus e região registraram 387 casos de HIV/AIDS no primeiro semestre de 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 22:25h

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Em Santo Antônio de Jesus, a técnica do programa DST/AIDS é Oade Souza, que em entrevista a Recôncavo FM falou sobre as atividades do órgão e dos casos da doença no município e região. De acordo com ela, no primeiro semestre houve a campanha no Dia da Mulher e no Dia das Mães com foco nas mulheres e na prevenção da sífilis congênita, alertando as mães e fazendo teste rápido com as gestantes para evitar a transmissão da doença para o bebê, “trabalhamos também com a prevenção da AIDS e hepatites virais no Dia dos Namorados e São João, onde estávamos em vários pontos da cidade distribuindo preservativos”, disse. Oade afirmou que têm sido feitos trabalhos internos com palestras para de prevenção a essas doenças, acrescentando que o primeiro semestre foi fechado com 387 casos de HIV/AIDS em Santo Antônio de Jesus e região, desses 48% são na faixa etária entre 20 a 35 anos, sendo 53% masculinos e 47% femininos.

Comente agora
14
Jul
Aumenta para 58 número de casos de HIV identificados durante a Copa em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 17:58h

Após o fim da Copa do Mundo neste domingo (14), o Projeto Proteja o Gol – que aplicou exames de HIV e Sífilis durante dos dias de Fan Fest –, identificou em Salvador 58 casos de soropositivos. Os pacientes foram encaminhados para o Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), localizado na Liberdade, e para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, nos Dendezeiros, onde farão o tratamento gratuito da doença. Até o dia 4 de julho, o número de portadores de vírus HIV identificados era 35. O projeto foi promovido pela prefeitura de Salvador durante os dias de torneio. Por conta dos mais de 2 mil exames realizados, a cidade registrou o melhor desempenho em comparação a outras cidades-sede. Além disso, mais de 520 mil preservativos, femininos e masculinos, foram distribuídos no Farol da Barra. 

Comente agora
14
Jul
Ebola faz mais de 500 vítimas no oeste da África
Postado por: Letícia Oliveira / 15:09h

A Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou mais 44 novos casos de Ebola no oeste da África até a última sexta-feira (11), incluindo 21 mortes. As infecções já atingiram a capital dos três países Guiné, Serra Leoa e Libéria. Ao total, foram contabilizadas 539 mortes desde o começo do surto, considerado o maior já visto. Na Guiné, os primeiros casos foram registrados em março, logo após os contágios na Libéria. Dois meses depois, quando já se esperava uma remissão dos contágios, foram descobertas infecções em Serra Leoa. Segundo pesquisadores, o surto não tem relação com casos anteriores encontrados em Uganda e no Congo. Eles acreditam que os casos podem estar relacionados com o contato com morcegos portadores do vírus. 

Comente agora
14
Jul
Menino de 13 anos morre vítima de meningite C em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 12:54h

Um menino de 13 anos morreu vítima de meningite tipo C na madrugada deste domingo (13) na cidade de Santo Antônio de Jesus, que fica a 190 quilômetros de Salvador. Segundo informações Sesab, José Santana da Cruz Bisneto estava internado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (SBPH).  Ainda de acordo com a Sesab, foram recolhidos amostras do sangue do menino no hospital e, após exames, a doença foi confirmada. O corpo de José foi enterrado na manhã de ontem, na cidade de Nazaré.  Segundo informações de testemunhas próximas à família, o menino já tinha ido ao hospital e medicado com remédios para infecção intestinal. Em casa, José teria passado mal com febre e vômitos. Ele foi levado novamente para o hospital, onde morreu.(Correio)

Comente agora
14
Jul
Anvisa suspende propaganda de produto usado para queda de cabelo
Postado por: Anacley Souza / 12:44h

Foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que suspende, em todo o território nacional, propagandas divulgadas pelo site e em todo e qualquer tipo de mídia relativas ao produto Keraplex Bio, produto usado para queda de cabelo. De acordo com o texto, as alegações apresentadas pelo site não são compatíveis com a Legislação Brasileira, a qual prevê que alimentos embalados não devem apresentar rótulo que aconselhe seu consumo para melhorar a saúde, para prevenir doenças ou com ação curativa. Declarações como “Keraplex Bio combina estas substâncias numa fórmula ideal para o tratamento da queda de cabelo”e “Keraplex Bio é projetado especificamente para trabalhar com a química do cabelo que está afinando ou caindo e inclui ingredientes importantes na nutrição e reforço do cabelo”, não são permitidas. A resolução entra em vigor hoje. (Agência Brasil)

Comente agora
14
Jul
Criança nasce sem nariz mas pode tossir, espirrar e pegar resfriados
Postado por: Anacley Souza / 12:26h

Uma criança de 17 meses veio ao mundo com uma doença congênita que a fez nascer sem o nariz. A condição extremamente rara é chamada Arhinia. Por conta do problema, Tessa Evans não possui senso de cheiro. Mesmo assim, ela pode tossir, espirrar e até pegar resfriados. A mãe, Gráinne, afirmou que ficou assustada com o problema no início. Mesmo assim, ela percebeu que a filha crescia feliz, e, a cada dia sorria mais, fazendo com que suas diferenças físicas fossem ocultadas. “Tessa é muito pequena, mas ela é uma menina determinada que adora seu irmão e irmã mais velhos e copia tudo o que fazem”, contou a mãe. “Ela é uma criança normal, que sobe nos móveis e adora dançar”, concluiu. Tessa Evans A mulher contou que, após o parto, pesquisou na internet sobre a condição, e percebeu que as crianças que nasciam com o problema sofriam também com o desenvolvimento mental e físico. Mesmo assim, ela garante que essa afirmação é incorreta, já que Tessa se desenvolve normalmente e mostra ser uma menina muito inteligente. A criança passou suas cinco primeiras semanas em uma unidade de terapia neonatal. A condição é tão rara que, em toda a Inglaterra, foram registrados até hoje 47 casos de nascimentos com anomalias faciais parciais ou totais. Tessa está próxima de começar um tratamento que vai projetar um molde em forma de nariz. A cada dois anos, seu nariz será substituído por um maior durante sua fase de crescimento.

Comente agora
14
Jul
Pediatra tira dúvidas sobre gripe em crianças durante o inverno. Confira:
Postado por: Anacley Souza / 12:25h

As baixas temperaturas do inverno promovem o aumento da incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias, especialmente entre as crianças. Com isso, passa a ser importante uma alimentação que reforce o funcionamento do sistema imunológico e amenize a ocorrência destes problemas. A Pediatra Adelina Dias em entrevista a Recôncavo FM tirou dúvidas da população com relação a esse assunto. 

- Quais as infecções respiratórias mais frequentes nessa época?

Adelina Dias - Primeiro devemos salientar que existem inúmeros tipos de vírus que causam quadros semelhantes a um sintoma de gripe ou resfriados. Vários destes vírus costumam causar obstrução nasal, coriza, tosse e algumas das vezes, podem acometer agraves no quadro clínico da criança infectada.

- Quais os principais sintomas de uma gripe?

Adelina Dias - Se a infecção for pelo vírus da Influenza, a criança vai ficar mais prostrada, sem vigor físico.

Comente agora
14
Jul
Canela ajuda a prevenir avanço de mal de Parkinson, segundo pesquisadores
Postado por: Anacley Souza / 11:19h

Um estudo do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago, nos Estados Unidos, indica que o consumo de canela pode retardar o avanço do mal de Parkinson. A pesquisa foi publicada no Journal of Neuroimmune Pharmacology. O grupo de pesquisadores liderado pelos professores de Neurologia Kalipada Pahan e Floyd A. Davis conduziu o estudo em ratos afetados pelo mal de Parkinson e descobriu que a canela foi capaz de retardar as mudanças celulares, bioquímicas e anatômicas no cérebro das cobaias. Dois tipos de canela são usados com mais frequência nos Estados Unidos. O primeiro é a canela chinesa (cinnamon cassia) e o outro é a canela do Sião (cinnamonum verrum). Ambos são metabolizados pelo fígado para se transformar em benzoato de sódio, uma droga usada para tratar deficiências no metabolismo hepático. Depois que a canela é metabolizada pelo organismo, o benzoato de sódio vai para o cérebro, onde ajuda a prevenir a perda de proteína DJ-1.O benzoato de sódio não apenas ajudou a prevenir a perda de DJ-1 no cérebro dos ratos, como também "protegeu os neurônios, normalizando os níveis de neurotransmissão, e melhorou as funções motoras", de acordo com os pesquisadores.

Comente agora
14
Jul
Plantão de emergência do Hospital Regional durante o final de semana
Postado por: Anacley Souza / 09:21h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Aldo de Jesus Santos, 60 anos, residente da Rua do Sossego, em Santo Antônio de Jesus, após ser vítima de tentativa de homicídio por arma branca. Com diversos ferimentos pelo corpo, Aldo passou por procedimento médico e permanece internado em observação. O crime foi relatado no Posto Policial da Unidade Hospitalar onde segue investigação. A autoria e motivação do crime continuam desconhecidas.

- Antônio dos Santos Silva, residente na Rua das Amoras, deu entrada na emergência do Hospital Regional com um grave ferimento ocasionado por uma enxada. Após passar por procedimento clínico a vítima permanece internada em observação.

- Deu entrada na emergência do Hospital Regional o menor de iniciais C. B. O. S, 15 anos com várias perfurações no corpo ocasionado por arma branca. Socorrido por populares e encaminhado para a unidade hospitalar, o menor segue internado em observação. A autoria e motivação do crime estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Comente agora
14
Jul
Pesquisador desenvolve método que purifica água usando cascas de maçã
Postado por: Anacley Souza / 07:07h

Um novo método para filtrar as impurezas da água foi descoberto pelo pesquisador Ramakrishna Mallampati da Universidade Nacional de Singapura. Ele conseguiu realizar o processo utilizando cascas de tomate e maçã, uma maneira fácil e barata. As cascas ficaram de molho em álcool isopropílico, depois foram secas e, posteriormente, colocadas na água contaminada. Após algumas horas, o estudo constatou que elas conseguiram absorver componentes químicos que causam danos à saúde, como íons de metais pesados, corantes, pesticidas e nanopartículas de metais. O ideal ainda é lutar para que o saneamento básico chegue aos recantos mais distantes. Porém, enquanto isso não é possível, técnicas como essa surgem como alternativa para regiões pobres em que o acesso à água potável é escasso. Ainda que os alimentos nem sempre sejam abundantes em tais regiões, as cascas de frutas são acessíveis em comparação com a tecnologia de purificação. "Nós não queremos fazer qualquer tipo de comercialização", afirma Mallampati, que não quer tornar sua descoberta em uma opção para poucos beneficiados. "Por isso, estamos trabalhando com ONGs que podem levar e explicar a técnica para as pessoas". O próximo passo do pesquisador é estudar a quantidade de cascas necessárias para purificar a água em diversos países, como base em seus níveis de poluição. A descoberta foi publicada na revista norte-americana Wired.

Comente agora
13
Jul
Estudo aponta que ser bilíngue é bom para o cérebro
Postado por: Anacley Souza / 14:58h

Aprender a falar outro idioma não é apenas benéfico para a sua vida profissional, mas também para o cérebro. De acordo com o estudo publicado no site do jornal inglês 'Annals of Neurology', as pessoas bilíngues conseguem retardar o envelhecimento do cérebro. Os pesquisadores estudaram 853 pessoas a longo prazo. Primeiro, foram testadas em 1943, quando tinham 11 anos. Em seguida, foram separadas em grupos bilíngues e monolíngues, e testadas outra vez em 2008 e 2010. As pessoas bilíngues tiveram melhores respostas nos testes de inteligência do que as demais. Além disso, pessoas bilíngues têm menos probabilidade de desenvolver demência. (Universia)

Comente agora
13
Jul
Lula realiza exames de rotina em Hospital de São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:01h
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva deixou na tarde do último sábado (12) o hospital Sírio-Libânes, em São Paulo, onde fez exames de rotina. Segundo a assessoria do hospital, os exames deram resultados normais e Lula foi liberado. O ex-presidente foi diagnosticado com um câncer na laringe em 2011, mas a doença foi extinta em 2012. Desde então, ele monitora sua saúde com exames previamente marcados. O ex-presidente foi examinado sob orientação do cardiologista Roberto Kalil Filho, mesmo médico que compôs a equipe responsável pela cirurgia do apresentador Mário Kertész, no dia 3 de julho.
Comente agora
13
Jul
Itajuípe: Seleção Municipal é campeã, mas hospital está quase fechado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:39h

O Hospital Dr. Montival Lucas, única unidade pública de Itajuípe, no sul baiano, passa por uma crise financeira e administrativa que pode obriga-lo a fechar as portas. Um dos problemas apontados é a suspensão de repasses do Município à sua mantenedora. De acordo com informações de sites da região, já foram suspensos procedimentos cirúrgicos, internações e o atendimento ambulatorial está de forma precária por falta de medicamentos. Atualmente apenas um médico atende na quarta-feira e um dia nos finais de semana. Os salários dos funcionários continuam em atraso e a administração itajuipense deixou de encaminhar há três meses a verba de R$ 40 mil mensal. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, em entrevista ao Pimenta na Muqueca, disse que todos os ex-prefeitos sempre faziam pagamento ao hospital, que tem convênio aprovado pela Câmara de Vereadores.

Comente agora
13
Jul
Bebidas isotônicas não melhoram o rendimento no esporte
Postado por: Anacley Souza / 09:41h

As bebidas isotônicas que os jogadores bebem durante a pausa de uma partida não contribuem para melhorar o rendimento no segundo tempo, de acordo com um estudo científico citado nesta sexta-feira por um meio de comunicação australiano. Assim revela um experimento liderado por Michael Kingsley, da Trobe University, no qual analisa a eficácia das bebidas isotônicas na manutenção dos níveis de glicose sanguínea dos jogadores de elite, segundo a rede "ABC". Neste estudo que foi publicado na revista "Journal of Athletic Training", Kingsley e seus colegas demonstram que as bebidas isotônicas não têm um impacto no aumento dos níveis de glicose sanguínea no momento passivo crítico prévio ao segundo tempo. Ao invés disso, tudo parece indicar que estas bebidas ativam a absorção dos tecidos dos músculos e o fígado da glicose, o que provoca uma rápida diminuição da glicose sanguínea, necessária para manter o rendimento dos esportistas. Kingsley comentou que este achado é importante porque pode ajudar na resistência da diminuição da atividade intensa dos jogadores durante o segundo tempo das partidas, que é quando a maioria dos gols se devem aos erros da defesa. "Nossa mente precisa de glicose para operar, mas não armazena carboidratos e portanto, necessita de um contínuo fornecimento de glicose sanguínea", explicou o pesquisador ao ressaltar que a redução da concentração da glicose no sangue pode influenciar na tomada de decisões dos jogadores.

Comente agora
13
Jul
Homem que perde memória a cada 4 dias anota a vida em cadernos
Postado por: Anacley Souza / 08:02h

Um paulista aposentado que perde a memória de quatro em quatro dias, encontrou nas anotações diárias uma forma se lembrar das coisas mais importantes que aconteceram em sua vida. Sem diagnóstico conclusivo, Otávio Aparecido Costa Sanches, 54 anos, morador de Lins (SP), convive desde 2010 com a perda de memória. Ele já foi examinado por 18 médicos, mas não há diagnóstico exato de qual doença o aposentado sofre. “Até hoje não descobriram o que eu tenho, oficialmente falam que é Alzheimer. Estou sendo examinado por médicos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Butucatu. Eles disseram que eu sofro de hiperprofusão temporal direita. É uma lesão no cérebro”, revelou. Segundo ele, o processo de esquecimento começou em 2010, e desde 2012 ele anota os fatos mais importantes de sua vida em um caderno. “Antes eu esquecia a cada sete dias, agora esqueço tudo a cada quatro dias”, lamentou. Até agora, Sanches já preencheu três cadernos, e um dos últimos eventos anotados foi ter visto a goleada da Alemanha contra o Brasil. “Eu não me recordo dos fatos, mas sei que aconteceram porque estão todos anotados, como a goleada da Alemanha contra o Brasil”, disse. A causa da lesão pode ser intoxicação pelo inseticida organofosforado, usado no controle de pragas, que ficou comprovada em um exame feito pelo aposentado, em 2004.

Comente agora
12
Jul
Estudo sugere que alimentos orgânicos são mais nutritivos
Postado por: Anacley Souza / 14:35h

Um extenso estudo feito na Grã-Bretanha concluiu que alimentos orgânicos contêm mais antioxidantes, compostos associados a diversos benefícios à saúde, do que alimentos comuns, além de níveis menores de pesticidas. Segundo os pesquisadores, substituir vegetais comuns por orgânicos surte o mesmo efeito que passar a comer entre uma e duas porções a mais de frutas e verduras todos os dias. Atualmente, os médicos recomendam que a ingestão de cinco porções desses alimentos diariamente. Vegetais orgânicos contêm entre 19% e 69% mais antioxidantes do que os alimentos convencionais, porém, apresentam menos proteína. Embora os vegetais orgânicos sejam vendidos como uma fonte mais saudável de alimentação, muitos especialistas questionam se esses alimentos de fato são mais nutritivos. Uma pesquisa da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, divulgada em 2012, por exemplo, analisou mais de 200 estudos sobre o assunto e encontrou poucas evidências sobre os efeitos positivos dos alimentos orgânicos na saúde. O novo estudo, feito na Universidade de Newcastle, revisou 343 pesquisas feitas em todo o mundo sobre alimentos orgânicos.

Comente agora
12
Jul
Hostilidade, estresse e depressão aumentam risco de AVC, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 10:27h

Ter sentimentos de agressividade, cinismo ou hostilidade em relação às outras pessoas pode dobrar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) em adultos com mais de 45 anos, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira (10). O estudo, publicado no periódico "Stroke", da Associação Americana do Coração, revelou que a depressão e o estresse excessivo também aumentam o risco de AVC, popularmente chamado de derrame. Para fazer a pesquisa, mais de 6.700 adultos com idades entre 45 e 84 anos responderam a questionários sobre seu estado mental e seu comportamento. Essas pesquisas avaliaram estresse crônico, depressão, raiva e hostilidade nesses indivíduos durante dois anos. Os voluntários, que incluíam caucasianos, afro-americanos, hispânicos e asiáticos, não reportaram doenças cardíacas no início do estudo. Eles foram acompanhados por um tempo que variou entre 8 e 11 anos, período no qual 147 tiveram AVC e 48 tiveram ataques isquêmicos transitórios (AITs), um bloqueio temporário do fluxo sanguíneo no cérebro.

Comente agora
11
Jul
Médicos x Bradesco Saúde: impasse continua e assembleia é marcada para dia 15
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:28h
A suspensão do atendimento de todas as especialidades ao Bradesco Saúde continua. Segundo o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindmed), "o plano mantém a intransigência, pressiona médicos e ainda não apresentou qualquer proposta. Por isso, os atendimentos seguem paralisados. Só urgências e emergências são atendidas normalmente", afirmou em nota. No dia 7 de julho, mais de 200 médicos e representações de 14 especialidades participaram da assembleia que avaliou o movimento. No mesmo dia, o Bradesco Saúde deixou de comparecer ao Procon para uma negociação, que reuniu o MP (Ceacon), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Defensoria Pública e a Comissão Estadual de Honorários Médicos (Cehm). Ainda conforme o Sindmed, o plano de saúde também não cumpriu determinação do MP para que disponibilizasse linha telefônica especial de atendimento aos segurados, através da qual deveria encaminhar os usuários a um local de atendimento em rede não referenciada, arcando com as despesas diretamente com o prestador do serviço. O sindicato ressaltou ainda que caso o procedimento tenha que ser feito de forma particular, o reembolso ao paciente tem que ser integral. Os segurados que se julgarem prejudicados pela intransigência do Bradesco Saúde devem formalizar reclamação ao Ministério Público, por meio do email:ceacon@mpba.com.br, à Defensoria Pública, ao Procon  ou à ANS, que tomarão as medidas judiciais cabíveis. A próxima assembleia dos médicos será na terça-feira, dia 15 de julho, às 19h30, na ABM. Caso receba proposta formalizada, a Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM) informará aos médicos e órgãos de defesa do consumidor.
Comente agora
11
Jul
OMS recomenda antirretrovirais para gays como prevenção ao HIV
Postado por: Letícia Oliveira / 16:12h

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, pela primeira vez, que homens gays ativos tomem medicamentos antirretrovirais além de usar preservativos para evitar contaminação pelo HIV. A organização afirma que o que chama de "medicamento de profilaxia pré-exposição" pode reduzir a incidência do HIV entre 20% e 25% globalmente, segundo estimativas. Isto evitaria, segundo os cálculos da OMS, até 1 milhão de novos casos nesse grupo em um período de dez anos. A entidade diz que esse grupo tem 19 vezes mais chance de contrair o HIV do que a população em geral. "Taxas de infecção por HIV entre homens que têm relações sexuais com homens continuam altas quase em todos os lugares, e novas opções de prevenção são necessárias com urgência", afirmou a OMS em relatório divulgado nesta sexta-feira. A OMS define que a "profilaxia pré-exposição é uma forma de as pessoas que não têm HIV, mas que correm o risco de infecção, prevenirem-se tomando uma única pílula (geralmente uma combinação de dois antirretrovirais) todos os dias".

Comente agora
11
Jul
Bebidas isotônicas não melhoram o rendimento no esporte
Postado por: Letícia Oliveira / 15:44h

As bebidas isotônicas que os jogadores bebem durante a pausa de uma partida não contribuem para melhorar o rendimento no segundo tempo, de acordo com um estudo científico citado nesta sexta-feira por um meio de comunicação australiano. Assim revela um experimento liderado por Michael Kingsley, da Trobe University, no qual analisa a eficácia das bebidas isotônicas na manutenção dos níveis de glicose sanguínea dos jogadores de elite, segundo a rede "ABC". Neste estudo que foi publicado na revista "Journal of Athletic Training", Kingsley e seus colegas demonstram que as bebidas isotônicas não têm um impacto no aumento dos níveis de glicose sanguínea no momento passivo crítico prévio ao segundo tempo. Ao invés disso, tudo parece indicar que estas bebidas ativam a absorção dos tecidos dos músculos e o fígado da glicose, o que provoca uma rápida diminuição da glicose sanguínea, necessária para manter o rendimento dos esportistas. Kingsley comentou que este achado é importante porque pode ajudar na resistência da diminuição da atividade intensa dos jogadores durante o segundo tempo das partidas, que é quando a maioria dos gols se devem aos erros da defesa.

Comente agora
11
Jul
Stº. Antº. de Jesus: Cardiologista explica causa da morte do radialista Álvaro Martins
Postado por: Letícia Oliveira / 14:51h

O médico cardiologista e ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Dr. Euvaldo Rosa, era amigo do querido radialista Álvaro Martins, diretor do Recôncavo FM e acabou vindo a falecer no último sábado (05) em Salvador após complicações cardiovasculares. Sendo um dos melhores especialistas da área no município, o médico foi convidado pela emissora para detalhar o problema de saúde ocorrido com comunicador. Inicialmente Dr. Euvaldo em entrevista a Ney Baccely explicou que é muito difícil acompanhar como profissional essa situação diante da amizade que tinha com Álvaro, “tive a oportunidade de acompanha-lo antes e depois da cirurgia, dando apoio a família dele”, completou. Segundo o cardiologista, o problema determinante para a cirurgia foi uma estenose da válvula aórtica, que é relativamente frequente na população idosa, devido a algumas alterações nessa válvula. Ele explicou que a aórtica faz a comunicação entre o ventrículo esquerdo e a aorta, acrescentando que por degeneração a válvula do radialista deixou de se abrir da maneira normal e como não se abria o sangue tinha dificuldade de fluir do ventrículo esquerdo para a aorta, gerando um gradiante de pressão. “Além disso, ele tinha uma doença das artérias coronárias, já tinha se submetido à angioplastia com implantes de stent e antes de fazer a intervenção na válvula aórtica se estuda as coronárias com o objetivo de ver se tem alguma obstrução nelas e quando foi feito o cateterismo. Além da estenose da válvula aórtica, ele tinha também obstrução em algumas dessas artérias coronárias e nos stent”, ressaltou.

  1.  Acima: Álvaro Martins e algumas cenas da sua vida através do rádio

Conforme Rosa, a cirurgia feita tinha com a finalidade de substituir a válvula por outra e para revascularizar as artérias coronárias que voltaram a obstruir, sendo um procedimento de grande porte, que evoluiu bem em si com resultado e recuperação cirúrgica boa, porém começaram a surgir algumas complicações, inicialmente em nível de intestino, que voltou a funcionar bem, porém com um quadro de insuficiência renal. “Foi feita uma série de hemodiálise dentro da U.T. I do hospital Santa Isabel em Salvador, aí ele começou a se recuperar bem da parte renal, após isso surgiu outra complicação, que foi uma infecção por uma bactéria muito resistente, que foi a causa principal e final que levou Álvaro ao óbito. Foi uma infecção generalizada por uma bactéria de dentro do hospital, que provocou um choque séptico e daí a morte do nosso amigo”, salientou.

  1. Redação e Fotos: Voz da Bahia - Letícia Oliveira
Um comentário
11
Jul
Estudo contraria médicos e diz que ingestão moderada de álcool causa doenças coronárias
Postado por: Letícia Oliveira / 14:24h

Reduzir o consumo diário de álcool diminui os riscos de doença coronária e pressão arterial elevada, além de ajudar na perda de peso. É o que mostra um estudo publicado na revista britânica no British Medical Journal nesta quinta-feira (10). A pesquisa vai em sentido oposto ao conselho de muitos médicos que afirmam que um copo ou dois de álcool por dia é bom para o coração. Os pesquisadores se basearam em 50 estudos sobre hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e a relação com a saúde em mais de 260 mil europeus. Foi dada atenção especial às pessoas que tinham uma variante de um gene chamado ADH1B e correm menos risco de alcoolismo. De acordo com esse novo estudo, indivíduos com essa variante genética bebiam 17% menos por semana e tinham 78% menos probabilidade de continuar o hábito ao longo do dia. Em paralelo, o estudo apontou um risco 10% mais baixo de doença coronária, além de pressão arterial e índice de massa corporal mais baixos. "Esses resultados sugerem que a redução do consumo de álcool, mesmo sendo o consumo diário baixo a moderado, é benéfico para a saúde cardíaca", destacou o estudo. Mesmo com o resultado, o assunto ainda divide opiniões. Outros especialistas alertam para o fato de que consumidores com a variante genética podem ter outros fatores de saúde que influenciam na diminuição dos riscos causados pela bebida. Informações da Agência Lusa.

Comente agora
11
Jul
O glaucoma não tem cura e pode cegar, diz especialista
Postado por: Anacley Souza / 11:43h

Uma das principais causas de cegueira no mundo se deve a uma doença silenciosa, sem cura e que com frequência é diagnosticada quando já está em fase avançada: o glaucoma. Estima-se que 60 milhões de pessoas no mundo tenham a condição, sendo 1,5 milhão no Brasil, e que 8 milhões de indivíduos não enxerguem devido a complicações do problema. O glaucoma é caracterizado por uma lesão no nervo óptico provocada principalmente pelo aumento da pressão intraocular. O nervo óptico é o responsável por levar as imagens captadas pela retina ao cérebro. Por isso, a condição compromete a visão de forma progressiva e irreversível,  e pode, em alguns casos, causar cegueira. De acordo com a Glaucoma Research Foundation, 10% das pessoas que recebem tratamento apropriado contra o problema perdem completamente a visão mesmo assim. A fase inicial do glaucoma não tem sintomas. Quando o paciente começa a se queixar de problemas relacionados à perda da visão periférica ,  como esbarrar nas paredes ou tropeçar em degraus, a doença já avançou.

Comente agora
11
Jul
Estudo afirma que uso de pesticidas prejudica aves
Postado por: Anacley Souza / 09:57h

Um novo estudo mostrou que o uso de pesticidas neonicotinoides, apontados por pesquisas recentes como prejudiciais a abelhas e outros polinizadores, afeta também populações de aves. O trabalho, realizado por cientistas holandeses, foi publicado na quarta-feira na revista Nature. Os pesquisadores estudaram quinze espécies de pássaros na Holanda e concluíram que sua população reduziu até 3,5% anualmente entre 2003 a 2010. Essa diminuição foi relacionada às altas concentrações de imidacloprida, um composto da família química dos neonicotinoides, na água da região analisada. Segundo os autores, ao eliminar os insetos , fonte de alimento crucial na época da reprodução das aves —, o pesticida afetou a capacidade das aves de procriar. "Nossos resultados sugerem que o impacto dos neonicotinoides no ambiente natural é mais substancial do que foi reportado no passado", escrevem no artigo. "A legislação futura deveria levar em conta os efeitos em cascata potenciais dos neonicotinoides nos ecossistemas." Os neonicotinoides são pesticidas sistêmicos (absorvidos por todas as partes da planta) que representam cerca de um terço do mercado mundial desse tipo de produto.

Comente agora
11
Jul
Nutricionista de plantão: Edilson Neiva tira dúvidas da população aqui no Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 09:20h

- Quando uma pessoa não consegue digerir o alimento corretamente, após tomar um susto muito grande, o que pode ser feito? Água de coco ou com gás resolve?

Edilson Neiva – O gás digestivo é uma boa pedida, assim como chá de boldo, erva-cidreira, camomila, sucos de laranja e abacaxi também ajuda na digestão, mas o correto mesmo é antes de uma forte emoção evitar preparações gordurosas, por que assim não haverá uma digestão dificultada.

- Como saber se a pessoa tem deficiência de vitamina D?

Edilson Neiva - A deficiência de vitamina D também precisa ser destacada, pois, uma fratura como a do jogador Neymar, pode ocorrer em quem não tem vitamina D. A única vitamina que o corpo faz é essa, mas hoje a população passou a ter essa falta. No idoso acontece fisiologicamente, pois a pele perde algumas propriedades e o raio solar não consegue fazê-la e às vezes é preciso suplementar, já nas pessoas jovens não é o comum essa falta desde que a pessoa tome sol. O uso de alguns protetores solar podem causar raquitismo nas crianças, fraqueza no adulto, debilidade na consciência, perda de raciocínio. As fontes alimentares são os ovos, leite, carne, frango, peixe e em vários alimentos, mas o correto é tomar 20 minutos de sol por dia.

- Os estalos que a pessoa tem nas articulações do joelho, é devido a que?

Comente agora
10
Jul
Pessoas hostis são mais propensas a sofrer AVC, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:56h

Ter sentimentos de agressividade, cinismo ou hostilidade com relação aos demais pode dobrar os riscos de sofrer acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas da meia idade ou adultos mais velhos, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira (10). O estudo, publicado no periódico Stroke, da Associação Americana do Coração, também revelou que a depressão e o estresse excessivo aumentam o risco de derrame. Para fazer a pesquisa, mais de 6.700 adultos com idades entre 45 e 84 anos responderam a questionários sobre seu estado mental e comportamento. Essas pesquisas avaliaram estresse crônico, depressão, raiva e hostilidade nestes indivíduos durante dois anos. Os indivíduos não reportaram doenças cardíacas no início do estudo. Os menores níveis foram relacionados a uma incidência menor desses sintomas. Eles foram acompanhados entre 8 e 11 anos, um período no qual 147 tiveram AVC e 48, ataques isquêmicos transitórios (AITs), um bloqueio temporário do fluxo sanguíneo no cérebro. Os cientistas descobriram que os indivíduos com os maiores níveis de hostilidade - medidos pela avaliação das expectativas cínicas de uma pessoa a respeito das motivações dos demais - foram mais de duas vezes mais propensos a sofrer AVC ou AIT, em comparação com aqueles que têm níveis mais reduzidos.

Comente agora
10
Jul
Anvisa muda regras para nomes de remédios
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:49h

As regras para nomes comerciais de medicamentos vão mudar. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve votar dentro de duas semanas o texto da nova resolução, que tem como principal objetivo criar estratégias para reduzir a confusão no momento da compra de remédios. O presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, afirma que o erro geralmente é cometido em três situações típicas. A mais comum ocorre quando o remédio tem nome semelhante a outro produto que já está no mercado, mas que possui indicação diferente. A confusão também pode ser provocada quando o nome comercial faz referência a algum composto, que não está presente no medicamento ou sugere uma indicação diferente da que é apresentada pelo produto. A resolução regulamenta uma lei criada em 2003. A maior polêmica em torno do assunto diz respeito à análise dos nomes já existentes. O receio era o de que marcas antigas tivessem de ser retiradas do mercado se Anvisa passasse a considerar o nome inadequado.  "É um tema muito delicado, que pode trazer uma série de prejuízos para o setor se as regras não forem muito bem conduzidas", afirmou o presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Henrique Uchio Tada. (BN)

Comente agora
10
Jul
Habilidade para matemática e línguas é genética, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 12:56h

Se você tem muita facilidade ou dificuldade para aprender uma língua estrangeira e apresenta o mesmo desempenho quando o assunto é a matemática, a ciência pode explicar o motivo. De acordo com um estudo do King’s College de Londres, publicado em “Nature Communications” na última terça-feira, a habilidade para o desenvolvimento nas duas áreas é determinada, em boa parte, pelos mesmos genes. Ainda segundo a publicação, é importante considerar também a influência do meio onde o indivíduo se encontra para o seu progresso. Para se chegar a esta conclusão, a equipe de cientistas liderada por Robert Plomin utilizou dados do chamado Estudo do Desenvolvimento Precoce dos Gêmeos (TEDS, sigla em inglês) para estudar a influência dos genes nas habilidades de leitura e cálculo de adolescentes de 12 anos de 2.800 famílias britânicas.

 O estudo e as habilidades: Durante a pesquisa foram acompanhados gêmeos com genes compartilhados, além de outras crianças.

Comente agora
10
Jul
Campanha usa grafite para conscientizar sobre câncer de mama
Postado por: Anacley Souza / 12:23h

Uma ação criativa usa a arte para alertar sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce do tipo mais comum da doença no sexo feminino. A campanha teve início no Brasil e, há pouco tempo, chegou a Londres, tornando-a mundial. Batizada de "Tinta contra o Câncer", a ação foi lançada pela JWT e A.C.Camargo Cancer Center em outubro do ano passado nos muros paulistanos. Há cerca de três meses a campanha se estendeu para a Europa, mais precisamente na capital inglesa, que recebeu, em um mural localizado na Leonard Street, a intervenção do artista Bleriot. Assim como os brasileiros, Bleriot retratou, em grafite, uma mulher que fez uma mastectomia (cirurgia de retirada do seio). Funciona assim: cola-se sobre os grafites um papel tipo lambe-lambe, criando o efeito de que um dos seios do desenho foi retirado. A ideia surgiu para dar ainda mais força aos esforços da Liga do Rosa, movimento lançado pelo A.C.Camargo Cancer Center, de São Paulo. A doença, segundo estimativas do INCA, deve atingir 57 mil mulheres no país em 2014.

Comente agora
10
Jul
HRSAJ implanta o primeiro serviço público de telemedicina em neurologia do Estado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:24h
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), no Recôncavo baiano, gerido pelo Instituto Fernando Filgueiras, está incluído entre os quatro primeiros hospitais públicos a fazerem parte do Projeto de Telemedicina em neurologia do País. O hospital iniciou na segunda-feira (30) a oferecer o serviço de telemedicina, tornando-se o primeiro hospital público do Estado a implantar o sistema em neurologia. O projeto é através da parceria entre o HRSAJ e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, de São Paulo, com o respaldo do Ministério da Saúde através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). No Brasil, hospitais públicos que implantaram a Telemedicina estão Recife, Guarulhos (SP) e Goiânia (GO). O projeto visa proporcionar consultas por videoconferência, análise de sinais e imagens médicas, troca de informações médicas com  profissionais do Osvaldo Cruz. Inicialmente a telemedicina foi instalada na Emergência do hospital, setor cujo fluxo de pacientes em estado grave é maior. O serviço vai ampliar o acesso a diagnósticos mais rápidos e dessa forma iniciar o tratamento imediatamente com grandes chances de reverter o quadro clínico de pacientes que necessitam de uma avaliação mais urgente. “Nosso plantonista vai interagir e trocar informações sobre os doentes com uma equipe multidisciplinar do Osvaldo Cruz”, disse o médico Gilmar Calasans Lima, emergencista e coordenador do setor de Emergência do Hospital Regional.
Comente agora
10
Jul
Salvador: Idoso aguarda vaga em leito de UTI há 20 dias; liminar não foi cumprida
Postado por: Anacley Souza / 09:43h

A família de um idoso de Salvador, que precisa de uma cirurgia por causa de um coágulo no cérebro, está há mais de 20 dias sem conseguir uma vaga em um leito de UTI na Bahia, mesmo com duas liminares concedidas pela Justiça. João Raimundo de Jesus, de 74 anos, está internado em um leito comum no Hospital Geral do Estado (HGE) desde o dia 20 de junho. Segundo a família do idoso, a cirurgia que ele precisa só pode ser feita se ele for transferido para um leito de UTI. No dia 4 de julho, a família conseguiu na Justiça uma liminar determinando a regulação, ou seja, a transferência em um prazo de 24 horas. Porém, ele continua em um leito comum e a família fez um novo pedido. “O resultado do meu pai só se agrava desde o dia 20. Ele adquiriu uma infecção pulmonar dentro do hospital. A unidade não tem uma UTI para oferecer e o Estado não está fornecendo outros locais”, conta Jonilson de Jesus, filho de João Raimundo. Segundo o Ministério Público da Bahia, para atingir a quantidade necessária de leitos de UTI do SUS no Estado, teriam que ser abertas, pelo menos, mais 109 vagas.

Comente agora
10
Jul
Ministério da Saúde diverge de proposta de governo de Dilma
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:25h

A campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) promete expandir o programa Mais Médicos em um eventual 2º mandato, o que pode provocar a vinda de mais profissionais intercambistas. De acordo com a Folha, a promessa diverge do que informam os ministérios da Saúde e da Educação. Segundo as pastas, não há decisão para a abertura de mais vagas para o curso de medicina nem para o aumento do número de profissionais do programa, sejam eles brasileiros ou não. O Mais Médicos foi instituído sob forte bombardeio de entidades médicas e da oposição. Após ter conquistado o respaldo da população, é um dos trunfos da campanha da petista à sua reeleição. Hoje há mais de 14 mil médicos inscritos no programa, cerca de 80% cubanos. Segundo a lei que instituiu a ação, os profissionais podem atuar por três anos, prorrogáveis por igual período. A expansão consta das linhas gerais do programa de governo apresentado por Dilma. O documento não detalha como se daria a ampliação. (BN)

Comente agora
10
Jul
Infecção hospitalar é de 3% na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 09:05h

A temida infecção hospitalar, também chamada hoje de infecção relacionada à assistência à saúde, de acordo com Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospital (Cecih), da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) é adquirida pelo paciente durante procedimento dentro de um serviço de saúde e representa um dos principais problemas da qualidade de assistência à saúde. Em relação a dados exatos sobre o número de pacientes acometidos pela infecção hospitalar no estado e de mortes, a enfermeira Eliana Auxiliadora Costa, coordenadora interina da Cecih, disse que é muito difícil levantar esta estatística, pois são 545 hospitais monitorados pela comissão em todo estado tanto público, privado como filantrópico e 32 Serviços de Diálise. Todos os hospitais são obrigados pela lei 9431, de 1997, a ter um Programa de Controle de Infecção e também uma comissão. Mas nem todos enviam os dados regularmente, o que comprova irregularidade e muitas vezes a comissão tem que recorrer ao Ministério Público, já que existe esta lei que os obriga a ter o controle.

Comente agora
10
Jul
Especialista recomenda atenção aos sintomas da chikungunya
Postado por: Anacley Souza / 08:13h

Parecida com a dengue e com o mesmo vetor da doença que virou problema de saúde pública no Brasil, a febre chikungunya chegou ao país principalmente por militares e missionários brasileiros que voltaram de missão no Haiti. A especialista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Jois Ortega, diz que as pessoas não devem ficar alarmadas com a doença, mas sim atentas. Febre, dores nas articulações, mal-estar, sintomas já conhecidos por muitos brasileiros, também fazem parte da infecção pelo vírus causador da febre. Segundo Jois, as dores nas articulações costumam ser mais intensas na febre chikugunya, mas normalmente a doença é mais branda do que a dengue. Desde o começo do ano foram confirmados 20 casos de chikungunya, todos com origem fora do país. Segundo a infectologista, o Brasil tem condições de fazer o diagnóstico laboratorial da doença e está atento à sua entrada. “É importante que as pessoas procurem o médico se sentirem os sintomas depois de uma viagem. É importante também que o médico pergunte se o paciente saiu do país. A circulação da chikungunya no Brasil ainda pode ser barrada, mas é preciso muita atenção”.

Comente agora
10
Jul
EUA desenvolvem chip contraceptivo com controle remoto
Postado por: Anacley Souza / 07:54h

O chip é implantado sob a pele de uma mulher, liberando uma pequena dose do hormônio levonorgestrel a cada dia. Esse processo acontece diariamente por até 16 anos, mas pode ser interrompido a qualquer momento por meio de um controle remoto sem fio. O projeto foi apoiado por Bill Gates e passará por teste nos Estados Unidos no próximo ano - e, possivelmente, será colocado à venda em 2018. O dispositivo mede 20mm x 20mm x 7mm e terá "preços competitivos", disse um de seus criadores.

Facilidade: Doses minúsculas do hormônio são armazenadas em um microchip de 1,5cm no interior do dispositivo. Uma pequena carga eléctrica derrete uma vedação ultra-fina que cobre o levonorgestrel, liberando uma dose de 30 microgramas no organismo.

Comente agora
10
Jul
Brasil atinge meta de vacinação contra a gripe
Postado por: Anacley Souza / 07:15h

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira que mais de 41,7 milhões de pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano,  ou 84% do público alvo da campanha de 2014 (49,6 milhões de indivíduos). Com isso, a meta de 80% de cobertura estabelecida pela pasta foi superada. Desde 22 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para os integrantes do grupo prioritário. O público alvo da ação é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. Leia também: O perigo de não vacinar as crianças ​Estudo confirma que vacinas são seguras para crianças​ ​"As pessoas se esqueceram de como algumas doenças são ruins" O Ministério da Saúde recomendou, no dia 8 de maio, que os municípios que ainda não haviam alcançado a meta continuassem a vacinar a população até atingir a cobertura de 80% no grupo prioritário.

Comente agora
09
Jul
Morre locutor Fernando Vilhena
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:44h
O locutor Antonio Fernando dos Santos, conhecido artisticamente como Vilhena, faleceu na manhã desta quarta-feira (9), vítima de uma doença degenerativa. O profissional, que trabalhou na Rádio Itapoan FM por cinco anos, tinha 50 anos e deixa uma esposa e um casal de filhos. Vilhena se identificou tanto com o nome artístico que acrescentou no sobrenome dos dois filhos. O locutor faleceu em sua própria casa. (Bocão News)
Comente agora
09
Jul
Novo exame de sangue pode prever Alzheimer
Postado por: Letícia Oliveira / 16:41h

Um passo muito importante nas pesquisas sobre o Alzheimer foi dado por cientistas britânicos, ao criarem um novo exame de sangue que pode prever as chances de uma pessoa desenvolver a doença. Um estudo realizado em cerca de 1.000 pessoas identificou um conjunto de proteínas no sangue que pode antever o surgimento do mal de Alzheimer com 87% de precisão. Os resultados do trabalho, publicado na revista científica Alzheimer's & Dementia, serão usados para aprimorar os testes com novos medicamentos para a doença, que afeta 44 milhões de pessoas em todo o mundo. Os especialistas alertam que ainda não há previsão para que o exame esteja disponível em clínicas ou hospitais da Grã-Bretanha. Segundo o líder da pesquisa, Simon Lovestone, da Universidade de Oxford, "nós queremos poder identificar o quanto antes as pessoas que vão precisar fazer exames mais aprofundados num futuro próximo". “Como não há tratamento, muitas pessoas podem questionar o valor de um exame de sangue. Mas as pessoas vêm ao consultório saber o que está acontecendo com elas e atualmente eu não posso dizer”, acrescentou.

Comente agora
09
Jul
Problema na mandíbula pode causar dor nas costas e na cabeça
Postado por: Letícia Oliveira / 15:58h

Dores de cabeça frequentes podem ser causadas por disfunção da articulação temporomandibular, e médicos podem demorar em diagnosticar problema. A articulação da mandíbula funciona como uma dobradiça, que pode deslizar para trás e para frente, ela é mantida no lugar por um músculo ligado ao ouvido e tem uma cartilagem que age como amortecedor entre a mandíbula e o crânio. Quanto ocorre a disfunção – qualquer problema com a junta, músculos ou cartilagem – a pessoa pode sentir dores na mandíbula, dificuldade e estalo ao abrir a boca. As informações são do Daily Mail. A condição afeta uma em cada cinco pessoas em algum momento da vida, e uma das causas mais comuns é o excesso de trabalho, que leva a músculos e ligamentos inflamados. O consumo frequente de goma de mascar e ranger os dentes durante a noite provocam o problema. Um protetor bucal usado à noite para manter os dentes superiores e inferiores separados pode ajudar a articulação e permitir que os músculos relaxem. Em casos graves, a cartilagem pode sair muito fora do lugar, deixando os ossos expostos a atritos, causando desgaste. Outros complicações, como artrite reumatoide, podem causar rigidez, inchaço e dores na articulação. A condição pode causar dores de cabeça, que pode irradiar para o pescoço e costas. Pode também causar tontura e zumbido nos ouvidos. Os pacientes com a disfunção temporomandibular precisam de tratamento ortodôntico ou cirurgia. (Terra)

Um comentário
09
Jul
HRSAJ abre processo seletivo para Analista Clínico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:49h

No período de 08 a 15 de julho 2014, estará aberto Processo Seletivo para a função de Analista Cçínico do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os interessados devem enviar currículo, informando no título a área desejada para o e-mail selecaohrsaj@gmail.com, ou entregar currículo na Portaria Administrativa do Hospital. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório. 

Requisitos:

  • Ensino Superior Completo (biomedicina ou biologia) com devido registro no órgão regulador de sua profissão;
  • 06 meses de experiência.
Comente agora
09
Jul
SAJ: Mesmo após ter um seio retirado devido a câncer de mama, cidadã tem benefício negado pelo INSS
Postado por: Letícia Oliveira / 14:46h

Uma moradora da localidade do Salto da Onça, zona rural de Santo Antônio de Jesus, entrou em contato com a Andaiá FM para reclamar da negação do seu benefício do INSS. Ela que teve câncer de mama e retirou um de seus seios, inclusive faz quimioterapia contou o caso e alegou não ter condições para trabalhar. Eliene Nunes, 47 anos, informou que é contribuinte do INSS há três anos, fez uma cirurgia no seio e, mesmo vendo toda a situação, a médica negou o benefício. “Em que mundo nós estamos?”, questionou, acrescentando que esteve com a direção do INSS do município e ainda assim não resolveu o seu problema. Segundo ela, a cirurgia foi feita no dia 28 de fevereiro e o problema de saúde descoberto em 2012, quando deu entrada no benefício. Eliene destacou que procurou um advogado público para resolver seu problema e ele está no caso.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
09
Jul
Enfermeira do Luís Argollo sobre Rede Cegonha: "Os profissionais de saúde estarão mais preparados para acolher as gestantes"
Postado por: Anacley Souza / 13:14h

A Rede Cegonha é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) e propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto, o pós-parto e também ao recém- nascido e às crianças até dois anos de idade. Em entrevista a Recôncavo FM, a coordenadora do projeto e enfermeira do Hospital Maternidade Luís Argollo, Núbia Alexandre falou sobre a implantação do projeto no município. Segundo informou, a Rede Cegonha propõe maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, inclusive um exame de ultrassonografia e encaminhamento para atendimento se houver alguma complicação durante a gravidez e vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto, “os profissionais de saúde estarão mais preparados para acolher a gestante, a criança e atendê-la com segurança e o cuidado mais humanizado”, salientou. O Método Canguru é um modelo de assistência oferecida ao recém-nascido prematuro de baixo peso e sua família. Esse método acompanha desde o pré-natal de alto risco, o nascimento e a internação do bebê. Nele, o bebê fica em contato direto com a mãe, aconchegado em seu peito. A coordenadora informou ainda que este método é um dos projetos que abrange a Rede Cegonha Regional de Santo Antônio de Jesus dando suporte a 23 maternidades, “todos os municípios tem que se adequar com as boas práticas do parto, e do acolhimento e atendimento a mulher e o bebê, e o Luis Argollo é referência para todas a cidades”, ressaltou. Nubia explicou que dentro da região abrangente serão implantados dois centros de parto normal, um na sede de Santo Antônio de Jesus e outro na cidade de Amargosa, onde a parturiente é internada e passa pelo trabalho de parto. Uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) será implantada para oferecer melhor comodidade ao bebê e a mãe, “todas as unidades terão que se adequar, com estruturas físicas e de boas práticas de parto humanizado”, revelou.

Desafios no atendimento às parturientes no Hospital Luís Argollo:

Comente agora
09
Jul
Uma noite sem dormir causa sintomas de esquizofrenia, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 12:46h

Ficar 24 horas sem dormir pode causar sintomas semelhantes aos da esquizofrenia, mesmo em pessoas saudáveis. A descoberta, publicada no periódico The Journal of Neuroscience na semana passada, pode ajudar no desenvolvimento de drogas para o tratamento da psicose, quadro em que o paciente confunde realidade com alucinações e delírios. Em um laboratório do sono, pesquisadores analisaram o comportamento de 24 pessoas saudáveis com idades entre 18 e 40 anos. Num teste inicial, os indivíduos dormiram normalmente. Uma semana depois, foram mantidos acordados a noite toda com o estímulo de filmes, conversas, jogos e breves caminhadas. Teste após noite sem dormir . Na manhã seguinte, os participantes foram interrogados sobre os seus pensamentos e sentimentos. Além disso, foram submetidos a um teste chamado inibição pré-pulso, que se baseia na velocidade da contração dos músculos da face e do corpo e ajuda a verificar a presença de esquizofrenia.

Comente agora
09
Jul
Cerca de 70% das ligações que o SAMU de S. A. de Jesus recebe são trotes, diz coordenador
Postado por: Anacley Souza / 11:01h

Em entrevista a Recôncavo FM, o coordenador dos médicos do SAMU, Dr. Fábio Quintão, falou sobre as crescentes queixas atribuídas ao órgão em relação ao atendimento telefônico. Segundo Quintão, as pessoas, por não conhecerem a verdadeira função do órgão, acabam desrespeitando e encarando o serviço como uma brincadeira, principalmente as crianças. Percebe-se isso na quantidade de trotes que só faz aumentar chegando a  70%. “Os pais devem ficar atentos com os seus filhos”, destacou.

Demora no atendimento e coleta de dados via telefone

Sobre esse assunto, o médico esclareceu que as pessoas acham que o SAMU deve ser imediatista, agir sem mediações nem rodeios, mas na verdade não deve ser assim. De acordo com Quintão, para cada ocorrência há um tipo de atendimento específico e uma forma de encaminhar uma determinada ambulância, para que a equipe correta seja encaminhada, é necessário que a pessoa que está ligando explique detalhadamente a situação, no entanto, muitos não têm paciência para agir dessa forma, “existem casos e casos. É necessário determinar o que realmente é emergência”, salienta. Ainda de acordo Quintão, mesmo com a triagem, que são feitas por técnicas de enfermagem atendentes, a grande maioria das chamadas de emergências são trotes, “precisamos ser informados de como realmente está o paciente, endereço correto e até mesmo número de telefone para contato. Sabemos que cada tempo perdido é importante, mais o médico não está ali simplesmente para questionar, ele estará fazendo uma triagem para saber como realmente o paciente que escolheu pelo serviço está. Para a parte médica cada detalhe é precioso”, conclui. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
09
Jul
Mãe instala grade e cadeado em cozinha para "proteger" filho obeso
Postado por: Anacley Souza / 10:59h

Quando era bebê, Elvin Murillo tinha dificuldade de engolir. Perdia peso com frequência, o que causava aflição à mãe do pequeno colombiano. Em pouco tempo, a situação mudou. E para pior. Com o problema resolvido, o menino começou a comer compulsivamente. Não parou mais. Hoje, aos 20 anos, o colombiano pesa 220 quilos. Em um ato de desespero e na tentativa de "proteger" o filho obeso, Diva Estrada recorreu a uma medida drástica: cercou a cozinha com grades e cadeados. "No colégio, ele roubava as lancheiras dos colegas. Em casa, deixava os irmãos sem comer. Eu acordava de manhã e achava que a comida continuava na cozinha. Não sabia que, na madrugada, ele levantava e levava a comida para a cama", diz Diva ao canal Notícias Uno. De família humilde, a mãe de Elvin organizou uma rifa. Com o dinheiro arrecadado, cercou a cozinha com grades e cadeados. "Fechei a cozinha porque eu preciso sair de casa, fazer minhas coisas. Quando eu tinha a cozinha livre, sem fechar, eu saía e quando voltava não tinha mais comida". Isso não é suficiente. Elvin consegue driblar a mãe em busca de comida.

Comente agora
09
Jul
S. A. de Jesus: Coordenadora da Central de Marcação responde as frequentes queixas de usuários
Postado por: Anacley Souza / 10:50h

Após adotar um novo sistema de marcação de exames e procedimentos, que visava uma possível descentralização das marcações nas unidades de saúde, a Central de Marcação, vem sofrendo duras críticas e reclamações de usuários. Em relação a estas queixas, a coordenadora do órgão, ligado a secretaria de saúde do município de Santo Antônio de Jesus, Carline Magalhães cedeu entrevista a Recôncavo FM e esclareceu algumas dúvidas. Segundo informou, a Central sofreu algumas mudanças e os agentes e servidores estão passando por treinamento para se adequar as novas normativas, “o sistema já foi implantado, no entanto, toda alteração tem alguns entraves e existem dificuldades. Estamos nos familiarizando com estas alterações para facilitar, não só para a marcação como para os usuários”, salienta.

Ela disse ainda que  a grande demanda e a demora nas agilizações existe uma regra a ser cumprida, “todas as solicitações passam por uma avaliação médica. Claro que os procedimentos de maior complexidade terão prioridade”, informa.  Alguns exames de média e baixa complexidade estarão sendo avaliados pelos profissionais do próprio Posto de Saúde assim como as ultrassonografias obstétricas que são realizadas, cumprindo o programa de pré-natal.

Marcação de procedimentos cirúrgicos

5 comentários
08
Jul
Programa Mais Médicos completa um ano
Postado por: Anacley Souza / 17:53h

O Programa Mais Médicos completa, nesta terça-feira (8), um ano desde que foi lançado, em 8 de julho de 2013. Com o objetivo de ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do aumento do número de profissionais, o projeto gerou polêmicas entre críticas e elogios. O número de consultas na atenção básica cresceu em 35%, enquanto o atendimento a diabéticos aumentou 45%. O crescimento também aconteceu para os pacientes com hipertensão arterial (5%) e para consultas de pré-natal (11%), enquanto o encaminhamento de clientes para outros hospitais diminuiu 11%. “Um dado relevante é a redução de encaminhamentos que as unidades básicas fizeram para os hospitais. Isso tem um impacto social grande. O paciente deixava de trabalhar, ia para um hospital longe de casa ou em outro município, alguém da família era deslocado para cuidar dele”, disse Eider Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Apesar dos avanços, ainda é necessário definir regras que qualifiquem o atendimento na saúde pública. O programa ainda prevê a criação de 11,5 mil vagas de graduação em medicina e de 12,4 mil vagas de residência médica.(Revista Exame)

Comente agora
08
Jul
Ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio morre aos 83 anos em SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:30h

O ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio (PSOL-SP) morreu nesta terça-feira (8), aos 83 anos, em São Paulo. Ele completaria 84 anos no próximo dia 26. Promotor público aposentado, Plínio Sampaio estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar um câncer ósseo. Ele era casado havia quase seis décadas com Marietta Ribeiro de Azevedo e tinha seis filhos. Filiado ao PSOL, o ex-parlamentar concorreu ao Palácio do Planalto nas eleições de 2010. Na ocasião, obteve 886 mil votos e terminou a disputa eleitoral na quarta colocação, com 0,87% dos votos válidos. Ligado à Igreja Católica, Plínio ingressou na política no final da década de 1950, como subchefe da Casa Civil do então governador de São Paulo, Carvalho Pinto. À época, ele atuava na Juventude Universitária Católica, organização que surgiu a partir da Ação Católica Brasileira. Paulistano, Plínio foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 1962, pelo extinto Partido Democrata Cristão (PDC).

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com