As comentadas

Bom dia , Segunda-feira, 21/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

05
Dez
Anvisa estuda unificar regras para venda de similares e genéricos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:31h
Medicamentos similares e genéricos poderão ter as mesmas normas de venda até 2014 a depender de decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para isso, os remédios similares terão que provar que agem no organismo como os originais, método chamado de bioequivalência, que os genéricos já têm que comprovar. Profissional de Saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), pontua aspectos da medida. “Esse é um tema que, além de envolver a saúde da população, está ligado também às questões econômicas. O encarecimento das medicações é algo que não pode acontecer”, declara. Conforme a definição legal, que consta no site da Anvisa, medicamento similar é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos; apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica; e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária.
Comente agora
04
Dez
Perrone deixa UTI com expectativa de alta médica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:04h

O músico Paulo César Perrone, ex-baterista da banda Estakazero, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Espanhol, em Salvador, e foi encaminhado a um quarto do centro médico. A transferência ocorreu na noite desta terça-feira (3), mas foi divulgada pela mãe do músico, Lúciz Roriz, nesta quarta (4). De acordo com ela, Perrone pode receber alta na próxima semana. O baterista foi baleado em uma saidinha bancária em julho de 2011 e, desde então, tenta se recuperar de lesões neurológicas. Ele esteve na UTI por 10 dias, após ter uma parada respiratória. Informações do G1.

Comente agora
04
Dez
Governo fecha acordo com empresas aéreas para transporte de órgãos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:33h

A partir de agora, órgãos para transplantes terão prioridade em voos de cinco companhias aéreas. TAM, Grupo Gol, Azul, Oceanair e Passaredo assinam, nesta quarta-feira (4), um acordo com o governo federal em que se comprometem a transportar gratuitamente - e com preferência - os órgãos e as equipes médicas envolvidas nos transplantes. Em casos de voos lotados, as empresas poderão conversar com seus passageiros e pedir que eles, voluntariamente, abram mão de seu lugar em favor do órgão e embarquem no próximo voo. O termo de cooperação técnica - que deve ser assinado às 19 horas pelas empresas, pelos Ministérios da Saúde e da Defesa, pela Secretaria de Aviação Civil e pela Força Aérea Brasileira (FAB) - deve aumentar em 10% o número de órgãos transportados, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Comente agora
04
Dez
Remédios genéricos e similares podem ser considerados iguais em 2014
Postado por: Anacley Souza / 11:36h

Os remédios genéricos e similares podem ser considerados iguais até 2014. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os similares terão que evidenciar que funcionam da mesma forma que o original, a chamada bioequivalência, que os genéricos já têm que provar. Isso também mudaria as regras de venda, já que atualmente o farmacêutico só pode vender o genérico no lugar do remédio de referência, excluindo o similar. “Estamos numa avaliação jurídica e de mercado para entender o que pode acontecer caso se decida autorizar essa intercambialidade”, diz Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência. O tema de debate deve ser posto em consulta pública ainda este ano. As empresas farmacêuticas não concordam com a medida, afirmando que o órgão está interferindo em uma questão puramente comercial e que isto pode causar impacto no valor que chega ao consumidor. Segundo Barbano, a mudança só será feita se garantir preços menores. Informçãos do Bahia Notícias.

Comente agora
04
Dez
Cerveja, vinho e salmão aumentam níveis de arsênio no organismo
Postado por: Anacley Souza / 10:44h

É possível estar exposto ao arsênio (metal tóxico) por meio da alimentação do dia a dia. Esta é a descoberta de um novo estudo sobre o tema, realizado pela Dartmouth College, em New Hampshire. Segundo o trabalho, alimentos como vinho branco, cerveja, couve-de-bruxelas e peixes com carnes escuras (salmão, atum e sardinha) podem aumentar os níveis do elemento no organismo. De acordo com o informações do portal científico Live Sciense, os dados foram processados com a ajuda da análise da dieta de 852 pessoas. Para isso, foram avaliadas as unhas dos pés dos participantes que mostram a exposição ao metal em longo prazo. O estudo foi publicado na segunda quinzena de novembro, no “Nutrition Journal”. Além disso, foram avaliados 120 tipos de alimentos, dos quais as citadas acima se destacaram negativamente. Assim, os resultados sugerem que a dieta pode ser uma importante fonte de exposição ao arsênio em longo prazo. Até então, já se sabia que a principal fonte de exposição ao metal era a água. O elemento ocorre naturalmente no meio ambiente. A exposição prolongada, ainda que em pequenas quantidades, pode ocasionar o crescimento da bexiga e do pulmão, causar câncer de pele, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), limita o metal na água potável em 10 microgramas por litro.

Comente agora
04
Dez
Mulher morre após injetar acrílico nas nádegas e deixa 4 filhos em choque
Postado por: Anacley Souza / 10:12h
Na busca por ter um bumbum mais avantajado, muitas mulheres recorrem a produtos proibidos e sem recomendação médica, como é o caso do metacrilato. Mais conhecido como acrílico, a substância pode causar obstruções, necroses, embolia pulmonar e até morte. De acordo com o cirurgião plástico Alan Bernacchi da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), o metacril deve ser usado apenas em reconstruções como, por exemplo, para colar ossos fraturados.   No momento de sua aplicação ele é um fluído, depois vira um plástico, um acrílico mesmo, sem maleabilidade nenhuma. Se esse acrílico abraçar um nervo da perna e fizer uma simbiose com a musculatura, isso pode gerar uma inflamação. É uma dor para o resto da vida. Para retirar, tem que cortar tudo, músculo e nervo. Há três semanas, a supervisora de telemarketing, Sueli de Oliveira, de 37 anos, morreu após ter passado uma cirurgia para aplicação de acrílico para aumentar o bumbum. Segundo informações do boletim de ocorrência, a médica responsável pela injeção disse que Sueli sofreu convulsões, o socorro foi chamado, mas ela não resistiu. O caso aconteceu em Moema, zona sul de São Paulo. (R7)
Comente agora
04
Dez
Comer frutas e verduras torna pessoa mais atraente, afirma estudo
Postado por: Anacley Souza / 08:31h

Pesquisas chegaram à conclusão que comer cinco vezes ao dia pode não apenas dar uma melhor qualidade de vida a pessoa, como um relacionamento amoroso saudável. Estudiosos afirmam que quem come grandes quantidades de frutas e verduras adquire um brilho diferente que as torna mais atraentes. Assim como associamos uma pele amarelada a doenças, pesquisadores das universidades de York, St Andrews e Cambridge acreditam que ligamos a pele mais bronzeada à boa qualidade de saúde. Eles compararam fotos de 20 homens e mulheres que consumiam frutas ou não e chamaram voluntários para avaliar o nível de atração das imagens. “Isso sugere que observamos o brilho em outras pessoas como uma forma rápida de descobrir quem pode ser saudável e, talvez mais importante, quem pode não estar bem de saúde. Você não quer tocar alguém que tem uma doença que você pode pegar”, afirma a pesquisadora da Universidade de York Carmen Lefevre. Pesquisas anteriores mostram que esse brilho diferente que as frutas e verduras proporcionam acontece em função dos carotenóides, que é a pigmentação encontrada principalmente em alimentos vermelhos, laranjas e amarelos. Segundo Lefevre, uma ou duas porções a mais de frutas e verduras por dia pode ser o suficiente para mudar o brilho da pele. Com informações do Daily Mail. 

Comente agora
03
Dez
Dispositivo ajuda a salvar bebês presos no canal de parto
Postado por: Letícia Oliveira / 21:33h

Jorge Odón teve a ideia enquanto dormia. De alguma maneira, disse, seu inconsciente fez um salto entre um vídeo que ele tinha visto no YouTube sobre como extrair uma rolha de dentro de uma garrafa de vinho e a ideia de que o mesmo princípio poderia salvar bebês presos no canal de parto. O argentino Odón, que tem 59 anos e é mecânico de automóveis, construiu o primeiro protótipo de seu dispositivo na cozinha de sua casa, usando um vidro como modelo do útero, a boneca de sua filha no lugar do bebê preso no canal e uma bolsa e manga de tecido costuradas por sua mulher como instrumento que salvaria a vida do bebê. Por mais improvável que possa parecer, a ideia ganhou o endosso da Organização Mundial de Saúde, e uma empresa americana de tecnologia médica acaba de obter a licença para produzir o dispositivo. Com o Instrumento Odón, um assistente desliza um saco plástico dentro de uma manga plástica lubrificada, posicionando-o em volta da cabeça do bebê, infla o saco, para que agarre a cabeça, e puxa o saco até o bebê emergir do canal. Médicos dizem que o instrumento tem potencial enorme para salvar bebês em países pobres e, possivelmente, reduzir os partos por cesárea em países ricos.

Comente agora
03
Dez
Anticoncepcional masculino está perto de ser desenvolvido, aponta pesquisa
Postado por: Letícia Oliveira / 17:07h

Cientistas da Universidade Monash, em Melbourne, encontraram uma forma de impedir que espermatozoides saiam junto com a ejaculação, sem, como isso, afetar a função sexual. Segundo os pesquisadores, testes feitos em animais mostraram que o esperma pode ser mantido "em estoque" durante a relação. Até o momento, a possibilidade de encontrar um anticoncepcional masculino se concentrou em pesquisar como os homens poderiam produzir espermatozoides não-funcionais, mas alguns medicamentos tinham efeitos colaterais indesejáveis. A descoberta dos pesquisadores de Monash foi publicada na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences. De acordo com matéria da BBC, o processo descoberto pelos cientistas australianos também não é totalmente livre de efeitos colaterais. Também alteradas pelos cientistas, as proteínas têm um papel no controle dos vasos sanguíneos, então os efeitos colaterais poderão afetar a pressão e o batimento cardíaco. Entretanto, nos testes com camundongos, a única alteração detectada foi uma queda "muito pequena" na pressão sanguínea. Também pode haver uma alteração no volume da ejaculação. "É um estudo muito bom, quase como uma vasectomia biológica, que impede a saída do esperma", afirmou Allan Pacey, palestrante de andrologia na Universidade de Sheffield, na Inglaterra. "É uma boa ideia, mas eles precisam continuar (com a pesquisa) e observar o que faz com as pessoas", acrescentou.

Comente agora
03
Dez
Estudo usa radiação para matar HIV e pode levar a novo tratamento
Postado por: Letícia Oliveira / 15:01h

Cientistas usaram radioimunoterapia para destruir populações de vírus HIV em amostras de sangue de pacientes que passam pelo tratamento antirretroviral. O estudo foi apresentado nesta terça-feira no encontro da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA, na sigla em inglês) e pode levar a uma estratégia para a cura total da aids. O tratamento com antiretrovirais transformou a vida de pacientes infectados pelo HIV. Os medicamentos suprimem a multiplicação do vírus no corpo e fazem com que os pacientes tenham uma vida quase normal. Os remédios, contudo, não conseguem acabar com a presença do vírus no organismo, que forma "reservas" que voltam a se multiplicar se o tratamento for suspenso. No estudo, Ekaterina Dadachova, professor do Colégio de Medicina Albert Einstein, em Nova York, liderou um time de pesquisadores que usaram amostras de sangue de 15 pacientes com HIV. Eles testaram então a radioimunoterapia, geralmente empregada no combate ao câncer, no sangue coletado. O tratamento consiste em usar células clonadas do sistema imunológico, combinadas com isótopos radioativos. As células são programadas para perseguir células com o vírus e "entregar" a partícula radioativa. "Na radioimunoterapia, os anticorpos são vinculados a células infectadas e as matam por radiação", diz Dadachova.

Comente agora
03
Dez
S. A. de Jesus: Idosos que não realizaram cirurgia no Saúde em Movimento serão encaminhados para Muritiba
Postado por: Letícia Oliveira / 14:22h

Lane Andrade, coordenadora da Policlínica de Santo Antônio de Jesus em entrevista a Andaiá FM nesta terça-feira (03) falou sobre a Campanha Saúde em Movimento que começou no dia 24 e se encerrou em 30 de novembro. Ela informou que o projeto realizou 1.750 cirurgias durante o período e 3.800 consultas oftalmológicas realizadas, mas nem todos conseguiram realizar, já que o índice de catarata era muito grande e foi preciso seguir a cota. Lane destacou que os alunos do TOPA tiveram direito a óculos, já os idosos que fizeram a cirurgia saíram com óculos escuros de proteção. De acordo com a coordenadora, os pacientes que não realizaram o exame, continuarão sendo encaminhados para Muritiba e aqueles que foram diagnosticados com outro problema ,como glaucoma, devem procurar a Secretaria de Saúde para entrar em contato com a Sesab e fazer uma listagem para realizar a viagem. Andrade lembrou ainda que os pacientes que fizeram a cirurgia devem comparecer nos dias 3, 4 ou 5 de janeiro à Policlínica para realizar a revisão.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Dez
HRSAJ abre Processo Seletivo para Agente de Portaria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:59h

No período de 03 a 06 de dezembro de 2013, estará aberto Processo Seletivo para AGENTE DE PORTARIA do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os interessados devem entregar currículo na Portaria Administrativa do Hospital. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.  

Requisitos: 

AGENTE DE PORTARIA 

  • Ensino Médio completo
  • 06 meses de Experiência (desejável)
  • Curso de Vigilante.
Comente agora
03
Dez
Mais Médicos beneficiará mais de 212 mil indígenas
Postado por: Letícia Oliveira / 13:39h
Quarenta e sete profissionais do Programa Mais Médicos chegam na próxima semana a 16 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Esses novos médicos somam-se a 75 que já estão atuando nas aldeias, totalizando 122 profissionais em 28 DSEIs. O anúncio foi feito durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada na noite de segunda-feira (2/12), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Com a chegada de novos profissionais, o programa beneficiará aproximadamente 212 mil indígenas. Além dos profissionais garantidos pelo programa, a assistência à saúde indígena é feita por 264 médicos que atuam nos 34 DSEI. “Nós já temos mais de 70 médicos, do Mais Médicos, que vieram de vários países do mundo para atender os povos indígenas que não tinham médicos. Agora, em dezembro nós vamos chegar a 122. O pedido feito por todos os Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígenas, foi termos mais 250 médicos na saúde indígena. Nós, vamos ter até março do ano que vem, ao todo, 250 novos médicos para atender os povos indígenas”, destaca o ministro Padilha.
Comente agora
03
Dez
Segundo pesquisa, 28 milhões têm algum parente dependente químico
Postado por: Letícia Oliveira / 13:28h

Ao menos 28 milhões de pessoas no Brasil têm algum familiar que é dependente químico, de acordo com o Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgado nesta terça-feira (3) na capital paulista. É a maior pesquisa mundial sobre dependentes químicos, de acordo com Ronaldo Laranjeira, um dos coordenadores do estudo. Entre 2012 e 2013, foram divulgados dados sobre consumo de cocaína e seus derivados, além da ingestão de bebidas alcoólicas por brasileiros. A partir desses resultados, os pesquisadores estimam que 5,7% dos brasileiros sejam dependentes de drogas como a maconha, álcool e cocaína, índice que representa mais de 8 milhões de pessoas. Desta vez, o estudo tentou mapear quem são os usuários que estão em reabilitação e qual o perfil de suas famílias. A pesquisa também quis saber como elas são impactadas ao ter um ou mais integrantes usuários de drogas. "Para cada dependente químico existem outras quatro pessoas afetadas", disse Laranjeira. A pesquisa foi feita entre junho de 2012 e julho de 2013 com 3.142 famílias de dependentes químicos em tratamento. Foi feito um questionamento com 115 perguntas para famílias que participaram desse levantamento. O estudo foi feito em comunidades terapêuticas, clínicas de reabilitação, grupos de mútua ajuda, como Al-Alanon e a Pastoral da Sobriedade. O estudo foi realizado em 23 capitais de todas as regiões do Brasil. Segundo a organização do levantamento, até então não existia no país nenhum estudo de âmbito nacional focado nas famílias.

Comente agora
03
Dez
Estudo nos EUA diz que homens e mulheres pensam diferente
Postado por: Anacley Souza / 12:45h

Homens e mulheres têm conexões cerebrais muito diferentes, revela um estudo publicado nesta segunda-feira (3), que parece confirmar estereótipos sobre atitudes e comportamentos próprios de cada sexo. "Estes mapas da conectividade cerebral revelam diferenças impactantes, mas também complementares, na arquitetura do cérebro humano, que ajudam a elaborar uma potencial base neuronal para explicar por que motivo os homens são melhores em algumas tarefas e as mulheres, em outras", destacou Ragini Verma, professora de radiologia da faculdade de medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e principal autora do estudo, publicado nos Anais da Academia Americana de Ciências (PNAS). O estudo, realizado com 949 pessoas (521 mulheres e 428 homens) de entre 9 e 22 anos, revela no homem uma maior quantidade de conexões na parte frontal do cérebro - centro de coordenação das ações - e na parte de trás, onde se encontra o cerebelo, importante para a intuição. As imagens também mostram grande quantidade de conexões dentro de cada um dos hemisférios do cérebro. Tais conexões sugerem que o cérebro masculino está estruturado para facilitar a troca de informações entre os centros da percepção e da ação, segundo Ragini Verma. Já nas mulheres, há mais conexões entre o hemisfério direito - onde se situa a capacidade de análise e tratamento da informação e o hemisfério esquerdo, centro da intuição. Verma explica que os homens são geralmente mais aptos para aprender e executar apenas uma tarefa, como andar de bicicleta, esquiar ou navegar, enquanto as mulheres têm uma memória superior e uma maior inteligência social, o que as torna mais aptas a executar tarefas múltiplas e encontrar soluções para o grupo. (G1)

Comente agora
03
Dez
Tratamento inusitado: sem respirar por 20 minutos, bebê é congelado e sobrevive
Postado por: Anacley Souza / 10:32h

Ao nascer, o pequeno Freddy Cookie, da cidade de Reading, do Reino Unido, ficou sem respirar durante 20 minutos. Segundo sua mãe, Nicky Symmonds, de 30 anos, mesmo que a criança sobrevivesse, ela ficaria com graves danos cerebrais. No entanto, um tratamento inusitado reverteu esse quadro: a criança foi submetida a chamada “terapia do gelo”. As informações são do site Daily Mail.

Comente agora
03
Dez
Segundo pesquisa, 28 milhões têm algum parente dependente químico
Postado por: Anacley Souza / 09:58h

Ao menos 28 milhões de pessoas no Brasil têm algum familiar que é dependente químico, de acordo com o Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgado nesta terça-feira (3) na capital paulista. É a maior pesquisa mundial sobre dependentes químicos, de acordo com Ronaldo Laranjeira, um dos coordenadores do estudo. Entre 2012 e 2013, foram divulgados dados sobre consumo de cocaína e seus derivados, além da ingestão de bebidas alcoólicas por brasileiros. A partir desses resultados, os pesquisadores estimam que 5,7% dos brasileiros sejam dependentes de drogas como a maconha, álcool e cocaína, índice que representa mais de 8 milhões de pessoas. Desta vez, o estudo tentou mapear quem são os usuários que estão em reabilitação e qual o perfil de suas famílias. A pesquisa também quis saber como elas são impactadas ao ter um ou mais integrantes usuários de drogas. A pesquisa foi feita entre junho de 2012 e julho de 2013 com 3.142 famílias de dependentes químicos em tratamento. O estudo foi realizado em 23 capitais de todas as regiões do Brasil. Segundo a organização do levantamento, até então não existia no país nenhum estudo de âmbito nacional focado nas famílias. De acordo com o estudo a maioria dos pacientes em tratamento para dependência química eram homens, com idade entre 12 e 82 anos.

Comente agora
03
Dez
O Hábito de escovar os dentes evita doenças cardiacas
Postado por: Anacley Souza / 09:06h

Uma recente pesquisa feita pela University College London confirmou que é preciso escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. O hábito não é benéfico apenas para manter um sorriso bonito, mas também para evitar o risco de doenças cardíacas. A pesquisa foi comparada com aqueles que não limpam os dentes com a mesma frequência. Esses últimos eram mais suscetíveis a problemas no coração. Além do cuidado diário com a higiene bucal, o estudo ressalta também a importância de frequentar o dentista regularmente. Somado a isso, existe também uma forma natural de manter os dentes limpos de forma natural, por meio da ingestão de alimentos que ajudam na higienização dentária. Dentre os alimentos que contribuem para a limpeza bucal estão a maçã, a pêra, o mamão e a cenoura. Sua consistência dura causa atrito, o que contribui para a remoção dos resíduos de placas. O cálcio, fosfato e fibras contidos no leite, queijo, iogurte, peixes e frutas aumentam a produção de saliva e o ph na boca. Isso provoca a diminuição da exposição dos dentes ao ácido e auxiliam a remineralização. As informações são da Revista Nossa Saúde.

Comente agora
03
Dez
42 municípios são pré-selecionados para ter curso superior de medicina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:01h

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (3) a relação de 42 municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. São Paulo é o estado com mais municípios pré-selecionados: 16. A portaria foi publicada no "Diário Oficial da União".

MUNICÍPIOS PRÉ-SELECIONADOS
Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro
Ceará: Crato
Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim
Goiás: Aparecida de Goiânia
Maranhão: Bacabal
Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas
Pará: Ananindeua e Tucuruí
Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes
Piauí: Picos

Comente agora
03
Dez
Ídolo do São Paulo e do Uruguai, Pedro Rocha morre aos 70 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:41h

O ex-jogador uruguaio e ídolo do São PauloPedro Rocha morreu nesta segunda-feira em casa, em São Paulo, vítima de uma doença degenerativa, um dia antes de completar 71 anos. A informação foi confirmada por seu filho Pedrinho. O craque lutava há cinco anos contra uma atrofia no mesencéfalo, doença que lhe trouxe dificuldade para falar e até se locomover.  meia-atacante foi o único uruguaio a jogar quatro Copas do Mundo, entre 1962 e 1974, e é considerado o segundo melhor jogador sul-americano, atrás apenas de Pelé. O Rei do Futebol, inclusive, acredita que Pedro Rocha foi um dos cinco maiores jogadores de todos os tempos. Com o apelido “El Verdugo”, Pedro Rocha foi ídolo também no Peñarol, onde conquistou oito títulos uruguaios, três Libertadores e dois Mundiais de Clube, marcando 81 gols. Já pelo São Paulo, onde jogou de 1971 a 1977, o ex-jogador fez 393 jogos e contabilizou 119 gols, conquistando dois estaduais e ainda o Brasileiro em seu último ano no clube. Na sua passagem pelo país, Pedro Rocha ainda jogou por Coritiba, Palmeiras e Bangu, e encerrou a carreira no Al-Nassr, da Arábia Saudita, em 1980.

Comente agora
03
Dez
Novo estudo renova esperança de cura da Aids
Postado por: Anacley Souza / 07:40h

Pela primeira vez na luta contra o HIV, pesquisadores conseguiram atingir os reservatórios do vírus no corpo humano, indicando uma esperança de cura para a Aids. Apresentado na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA ), o estudo utilizou radioimunoterapia e conseguiu reduzir a infecção a níveis indetectáveis em amostras de sangue de pacientes tratados com antirretrovirais. A terapia antirretroviral altamente ativa (HAART, na sigla em inglês), é capaz de melhorar a qualidade de vida de infectados pelo HIV e reduzir em 96% a taxa de transmissão do vírus, já que suprimi a sua replicação no organismo. No entanto, os cientistas já haviam identificado reservatórios de células infectadas de forma latente que persistiam no corpo, o que impossibilitava uma cura permanente. Num paciente tratado com HAART, as drogas suprimem a replicação viral, o que significa que elas baixam o número de partículas virais na corrente sanguínea. Entretanto, o HAART não pode matar as células infectadas pelo HIV - disse Ekaterina Dadachova, professora de radiologia, microbiologia e imunologia da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York, e principal autora do estudo. - Qualquer estratégia para curar a infecção pelo HIV deve incluir um método para eliminar as células infectadas por vírus. 

Comente agora
02
Dez
Brasil tem mais engenheiros que médicos, aponta pesquisa do Ipea
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:36h

A falta de médicos em determinadas regiões do País foi constatada na pesquisa Cidades em Movimento: Desafios e Políticas Públicas, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Feita com base no Censo 2010, mostra que, proporcionalmente, em relação ao número de habitantes, o País tem mais engenheiros que médicos. Além de apresentar mapas com as regiões mais carentes de médicos, o estudo revela que para cada engenheiro a proporção é 267,62 habitantes. Já para cada médico, são 701,61 pessoas na média nacional. A proporção é menor no Maranhão, no Amapá e no Pará, onde são, respectivamente, um profissional de saúde para cada grupo de 2,3 mil, 1,9 mil e 1,5 mil pessoas. "São quase três vezes mais engenheiros que médicos no País", reforçou o presidente do Ipea, Marcelo Neri, ao divulgar dados antecipados da pesquisa no Rio de Janeiro. "A relação é um médico no Maranhão para cada nove médicos em São Paulo." 

Comente agora
02
Dez
Dilma e Wagner lamentam morte do governador de Sergipe
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:55h

A presidente Dilma Rousseff comentou via twitter, nesta segunda-feira (2), que a morte do governador de Sergipe, Marcelo Déda, significou a perda de um grande amigo, “daqueles das horas boas e más”. “O Brasil e o Estado de Sergipe perderam hoje um grande homem. Marcelo Deda exerceu a Política com P maiúsculo”, afirmou a mandatária. Em nota à imprensa, o governador Jaques Wagner também manifestou pelo falecimento. “Marcelo Déda deixa uma lacuna muito grande para a política de Sergipe e do Brasil”, disse o gestor. Wagner elogiou a carreira política de Déda como deputado, prefeito e governador. “Homem extremamente culto, bem preparado, de uma bela oratória, que ainda tinha na sua juventude muito a contribuir para o povo brasileiro e para o povo sergipano”, avaliou. Marcelo Déda morreu aos 53 anos, após lutar contra problemas decorrentes de um câncer no estômago e no pâncreas. O corpo do governador de Sergipe será velado em Sergipe nesta segunda (2), com a presença da presidente Dilma, e cremado na terça (3), em Salvador. (BN)

Comente agora
02
Dez
Pesquisadores do Instituto Butantan encontram substâncias em lagartas capazes de neutralizar o vírus H1N1
Postado por: Anacley Souza / 09:13h

São Paulo – Pesquisadores do Instituto Butantan, na capital paulista, identificaram substâncias promissoras em lagartas que podem ser usadas no combate a vírus, bactérias e fungos. Um dos estudos, coordenado pelo virologista Ronaldo Zucatelli Mendonça, descobriu uma alta potência antiviral em lagartas da famíliaMegalopygidae. Apesar de a pesquisa ainda estar em curso, já se comprovou que a substância encontrada conseguiu neutralizar o vírus Influenza H1N1, além de tornar 2 mil vezes menor a replicação do picornavírus (parente do vírus da poliomielite) e 750 vezes menor a do vírus do sarampo. Zucatelli destaca que esses resultados surpreenderam os pesquisadores. “Com essa potência sim [foi uma surpresa]”, declarou. Ele explica que já se imaginava que esses organismos, mesmo com sistema imunológico pouco desenvolvido, poderiam ser utilizadas no controle de infecções humanas ou animais. “Os insetos são um dos seres mais primitivos existentes. Para sobreviverem tanto tempo em ambientes tão hostis, tiveram que desenvolver substâncias para se defender de agressões externas”, informou.Os estudiosos estão interessados em conhecer os elementos que compõe a hemolinfa, fluido que exerce, nos insetos, a função similar à do sangue em humanos. Nas lagartas, eles têm a capacidade de combater vírus, bactérias e fungos. De acordo com os pesquisadores, desvendar essas substâncias e o mecanismo de ação deles é um passo importante para o desenvolvimento de novos medicamentos. “Existem poucos trabalhos na literatura que buscam estas substâncias em insetos. Os principais estudos estão relacionados ao própolis de abelhas”, acrescentou o virologista.

Comente agora
01
Dez
Casais fazem menos sexo por causa de celular e redes sociais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:04h
Na era da tecnologia, smartphones, tablets e notebooks estão ganhando status de amantes e formando um triângulo amoroso com os casais. Pelo menos, esta parece ser a situação no Reino Unido, onde um estudo com 15 mil entrevistados concluiu que a frequência média de sexo é de menos de cinco vezes por mês. Os pesquisadores atribuíram a culpa do número baixo à vida moderna: cada vez mais, pessoas levam aparelhos tecnológicos para o quarto para acessar e-mails e redes sociais e deixam de lado o que realmente interessa em um relacionamento. No Brasil, o dado mais recente sobre média de relações sexuais é de três vezes por semana. Embora não haja estudos no país relacionando tecnologias ao comportamento dos casais.
Comente agora
01
Dez
Portadores de HIV ainda enfrentam discriminação no local de trabalho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:10h

Holger, de 49 anos, lembra como foi difícil o momento em que, há dez anos, falou abertamente na empresa onde trabalha que estava infectado com o HIV. A sorte, conta, é que o então chefe soube reagir de forma tranquila. A franqueza de Holger não prejudicou sua carreira, muito pelo contrário. Ele agora é chefe da agência, que angaria doações para instituições de caridade.

Fisicamente, Holger está bem. Ele tem que tomar um comprimido uma vez por dia. Um medicamento que garante que ele não adoeça de nenhuma das enfermidades que podem se tornar um risco de vida para pessoas com HIV. "Sou tão capaz como antes", enfatiza Holger. Mas muita coisa mudou na vida dele. "Você passa a cuidar mais de si. Por exemplo, para não se sobrecarregar demais, para que você possa continuar funcionando."
Comente agora
01
Dez
Risco de contrair conjuntivite é maior na temporada de verão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:00h

Com a chegada da temporada de calor, os casos de conjuntivite costumam aumentar. Trata-se de uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste a esclera, a porção branca do olho. As conjuntivites podem ser de origem infecciosa como a viral e a bacteriana ou serem causadas por episódios alérgicos. De acordo com o responsável pelo serviço de oftalmologia do Hospital Português, Carlos Eduardo Borges de Souza, a conjuntivite viral, causada principalmente  pelo  adenovírus, é mais prevalente neste período quando é comum as aglomerações festivas. Segundo o especialista, "a prevenção deve consistir na adoção de normas de higiene como lavar as mãos, evitar coçar os olhos. Na residência, não partilhar de peças de uso individual como travesseiros, sabonetes e toalhas".

Cuidados

Comente agora
01
Dez
SUS vai oferecer remédio a portador do HIV assim que for diagnosticado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:06h

Uma nova portaria do Ministério da Saúde determina que as pessoas com HIV poderão iniciar o tratamento com medicação antirretroviral assim que receberem o diagnóstico. Atualmente, a indicação para início da terapia ocorre somente quando o paciente já apresenta sintomas da Aids – como, por exemplo, perda de peso, febre, diarreia e fadiga – ou quando o exame de contagem de linfócitos CD4 apresenta resultados alterados (abaixo de 500 células/mm³). O objetivo da nova estratégia, anunciada pelo ministro Alexandre Padilha neste domingo (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, é melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm o vírus e diminuir a transmissão do HIV. Segundo o ministro, iniciar o tratamento assim que o paciente recebe o diagnóstico reduz em 96% a chance de ele transmitir o vírus para outras pessoas.A portaria deve ser publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial. De acordo com o ministério, apenas França e Estados Unidos já adotam essa abordagem para o tratamento de HIV. "O Brasil é o primeiro país em desenvolvimento", destaca o secretário de Atenção em Saúde, Jarbas Barbosa. "Essa medida pode ser um ponto de inflexão importante para mudar a história da transmissão da Aids", acrescenta. Ele aponta que os medicamentos são capazes de praticamente zerar a carga viral no sangue do paciente, o que reduz o risco de transmissão.

Comente agora
01
Dez
Brasil inicia campanha nacional para prevenção do câncer de pele
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:26h

O Ministério da saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia iniciaram neste sábado (30) uma campanha nacional para a prevenção do câncer de pele, uma doença que a cada ano registra no Brasil 150 mil casos. Em todo o país foram instalados 126 postos especiais para realizar exames sobre esse mal, que representa cerca de 30% dos casos de câncer anualmente comprovados no país. "Trata-se de uma ação em massa que, além de prevenir, procura conscientizar sobre a variedade de câncer mais comum", declarou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner, citada em uma nota da entidade, que organiza o "Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele" juntamente com o Ministério da Saúde. 

Comente agora
01
Dez
Brasil terá teste de aids vendido em farmácia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:18h

Um teste caseiro para diagnóstico de HIV começará a ser usado no País no próximo ano. Desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame é feito com base em análises de saliva. Organizações não governamentais já começam a ser treinadas para o uso adequado do kit. Na primeira etapa, o exame será oferecido para populações consideradas vulneráveis para a doença, como profissionais do sexo, gays, usuários de drogas e travestis. Depois de abril, ele deverá ser vendido em farmácias. “Esse é o futuro”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. “O teste é uma ferramenta valiosa para ampliar o diagnóstico da doença”, completou. Nos últimos anos, várias campanhas para incentivar a testagem foram realizadas. Exames rápidos também passaram a ser oferecidos em serviços públicos de saúde. Os números obtidos até agora, no entanto, são considerados tímidos. O governo estima que 150 mil pessoas tenham HIV no Brasil e não saibam. O problema é considerado grave porque reduz as chances de o tratamento ser iniciado na fase inicial da doença. A terapia precoce, além de garantir a qualidade de vida para o soropositivo, é considerada por especialistas instrumento importante para prevenir novas infecções pelo vírus. 

Comente agora
01
Dez
Instituto Nacional de Câncer indica equipe que avaliará saúde de Roberto Jefferson
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:07h

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) definiu a equipe que fará a perícia médica para avaliar o estado de saúde do ex-deputado Roberto Jefferson, após determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para apurar se o condenado no processo do mensalão cumprirá a pena no presídio ou se deverá ser encaminhado à prisão domiciliar ou hospitalar. Segundo informações de O Globo, a avaliação será realizada pelo cirurgião Rafael Albagli, especialista em cirurgia abdômino-pélvica, e os oncologistas Carlos José Andrade e Cristiano Guedes Duque, que devem esclarecer se, para o tratamento médico do deputado, é imprescindível que ele permaneça em prisão domiciliar ou em uma unidade hospitalar. O ex-deputado, condenado a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi submetido a uma cirurgia de retirada de um tumor do pâncreas em julho do ano passado. Os advogados de Jefferson pediram direito à prisão domiciliar após apresentação de relatório médico que indica que o réu era portador de diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica, histórico de obesidade mórbida, deficiência nutricional crônica e anemia. (BN)

Comente agora
01
Dez
Médicos cubanos chegam a Salvador a partir deste domingo para 2ª etapa do Mais Médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:03h

Profissionais de saúde cubanos começam a desembarcar na Base Aérea de Salvador, a partir deste domingo (1º), às 8h30, para a segunda etapa do programa Mais Médicos. Antes de irem para os municípios onde trabalharão, o que começará a acontecer no próximo dia 9, os médicos conhecerão hospitais e clínicas especializadas da Bahia. O grupo será recebido pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, pelo chefe de gabinete da Secretaria da Saúde do Estado, Washington Couto, e pelo coordenador estadual do programa Mais Médicos, Washington Abreu. (BN)

Comente agora
01
Dez
Estudo da Fiocruz mostra que consumo de cigarro cai pela metade em 20 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:44h

As políticas de controle do tabaco desenvolvidas durante o período 1989-2008 conseguiram reduzir o consumo em quase 50%. No entanto, apesar desse bom resultado, não houve um olhar específico para as desigualdades socioeconômicas. Tal afirmativa se comprova no momento em que as pesquisas analisam a situação de vulnerabilidade às quais as populações de baixa renda estão submetidas quando o assunto é o alcance das políticas de controle. O alerta faz parte da pesquisa Impostos sobre o tabaco e políticas para o controle do tabagismo no Brasil, México e Uruguai – resultados do Brasil, desenvolvida pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em parceria com a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) e a Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os resultados foram apresentados nessa terça-feira (26), na Jornada Internacional sobre Impostos, Preços e Políticas de Controle do Tabaco, realizada na UFF. 

Comente agora
01
Dez
Cubanos embarcam para estados onde irão atuar pelo Mais Médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:29h

Os 3 mil médicos cubanos que vieram participar da segunda etapa do Programa Mais Médicos começaram hoje (30) a embarcar para as capitais dos estados onde irão atuar. Eles partiram de Brasília, Fortaleza, Vitória, Belo Horizonte e de São Paulo, onde participaram do módulo de acolhimento e avaliação por três semanas. Os médicos ainda passarão alguns dias na capital do estado onde atuarão para se familiarizar com os hospitais e clínicas especializados. De acordo com o Ministério da Saúde, eles começam a trabalhar no dia 9 de dezembro. Em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou o embarque de um grupo de profissionais para Rio Branco (AC). De acordo com ele, até 31 de dezembro profissionais do Mais Médicos chegarão a todos os municípios da Amazônia Legal e do Semiárido nordestino que fizeram a solicitação.Atualmente, cerca de 3.600 profissionais estão atendendo pelo programa, sendo 819 brasileiros e 2.845 estrangeiros. Esses médicos estão em 1.098 municípios e 19 distritos indígenas, a maioria deles no Norte e Nordeste.

Comente agora
30
Nov
'Neopilates’ promete postura, músculos e diversão
Postado por: Anacley Souza / 17:20h

Criado em 2010, pela fisioterapeuta e mestre em neurociências Amanda Braz, o neopilates promete queimar muitas calorias, deixar o corpo sarado e ainda divertir. “Eu fui obrigada a ficar de cama por causa de uma gravidez de risco e aproveitei esse momento difícil da minha vida para iniciar o projeto”, conta. “Para isso, me aprofundei no estudo do método criado por Joseph Pilates e analisei minha experiência clínica, o que me fez perceber que havia a necessidade da atualização da modalidade.” A técnica já atrai famosos como a atriz Isis Valverde que já postou fotos praticando o neopilates. Segundo Amanda, as características principais do pilates convencional foram preservadas. O que significa que todos os movimentos são feitos utilizando o controle do corpo e da respiração, a concentração, a contração do abdômen, o alinhamento, a fluidez e a precisão. O que o neopilates traz são exercícios do treinamento funcional e das artes circenses, o que deixa as aulas mais dinâmicas, segundo a fisioterapeuta. Além disso, Amanda recrutou uma equipe de fisioterapeutas e engenheiros para criar novos aparelhos.

Comente agora
30
Nov
Médico mostra o que provoca os problemas intestinais e como evitar
Postado por: Anacley Souza / 11:30h

Se você está com sobrepeso ou obeso, seu sistema digestivo pode ser a raiz de diversos desconfortos. “Se você tem algum tipo de sintoma digestivo, como distensão abdominal, constipação ou diarreia, azia ou queimação, peso no estômago após se alimentar, refluxo gástrico, gazes, dentre muitos outros sintomas desagradáveis, você pode estar sofrendo de gastrite, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), Síndrome do Intestino Irritável, colite ou algum outro tipo de patologia do aparelho digestório, inclusive câncer. E você não está sozinho. Milhares de brasileiros têm problemas semelhantes”, afirma o gastroenterologista Silvio Gabor. Há mais de 200 medicamentos (OTC) para distúrbios digestivos, muitos dos quais podem criar problemas digestivos adicionais à venda livremente nas farmácias. Consultas em razão de distúrbios intestinais estão entre os motivos mais comuns para os agendamentos com clínicos gerais. E essas nem são as piores notícias sobre o assunto. A maioria das pessoas não reconhece ou sabe que os problemas digestivos causam estragos em todo o corpo, levando a alergias, artrite, doenças autoimunes, erupções cutâneas, acne, fadiga crônica, transtornos do humor, demência, câncer e muitas outras doenças. “Então, ter um intestino saudável significa mais do que simplesmente estar livre de incômodos, como inchaço ou azia. É absolutamente fundamental para a saúde. A saúde intestinal está relacionada a tudo o que acontece no corpo. É por isso que, muitas vezes, começamos a tratar um paciente com problemas de saúde crônicos, regularizando o funcionamento do sistema digestório, desde a alimentação até a evacuação”, observa o médico. 

Comente agora
30
Nov
Médicos superam alcance do Bolsa Família em 14 Estados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:22h
 A meta do governo federal de espalhar 13 mil profissionais em postos de saúde de todo o país no ano que vem fará o programa Mais Médicos "superar" o alcance do Bolsa Família em 14 Estados. Segundo a projeção do governo, esse exército de médicos será responsável pelo atendimento de quase 46 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2014 --média de 3.500 pacientes por médico. Já o Bolsa Família, programa criado em 2003, alcança cerca de 49,1 milhões de pessoas (ou 13,6 mil de famílias). (Folha)
Comente agora
29
Nov
Médicos brasileiros lançam recomendações sobre proteção solar
Postado por: Anacley Souza / 19:08h

Especialistas reunidos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançaram, nesta quinta-feira (28), o primeiro Consenso Brasileiro de Fotoproteção. De acordo com o documento, a exposição ao sol deve ser evitada das 10h às 15h. No Nordeste, o sol já é considerado nocivo a partir das 9h. No Centro-Oeste a recomendação vale até 16h, o que vale também para períodos de horário de verão. “Até então, era muito comum que se importassem esses conceitos de países que tem clima, população e hábitos completamente diferentes dos nossos”, diz o dermatologista Sérgio Schalka, coordenador do consenso e do Departamento de Fotobiologia da SBD. Ele observa que além dos altos índices de radiação solar registrados no país, a população também tem o costume de interagir muito com o sol. A SBD também recomenda que a população use protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30. A utilização de fator de proteção menor pode ser indicado em casos especiais, somente mediante avaliação médica.

Comente agora
29
Nov
Sal: esportistas precisam ter atenção ao consumo em bebidas e comidas
Postado por: Letícia Oliveira / 17:09h

O brasileiro tem consumido sal demais. Ahipertensão afeta mais de 30 milhões de habitantes no país, e a recomendação médica é de consumo com cautela. A maior parte do sal está contida nos alimentos industrializados, portanto a redução substancial no consumo desses produtos exige mudanças nas práticas de industrialização de alimentos. É o que afirma a nutricionista Cristiane Perroni, especialista do EU ATLETA. - Ele foi um nutriente muito nobre há um tempo, porque era utilizado para a conserva dos alimentos e é assim que a indústria continua fazendo em alguns produtos, então é o maior risco que a gente tem hoje. Até nos restaurantes dá para notar que as pessoas colocam sal na comida antes de sequer prova-la - alertou Cristiane. A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal - lembrando que 40% do sal é composto de sódio.  As informações sobre consumo de sal provêm da indústria brasileira e indicam que a média de consumo de sal é de 12g por dia. Já a média de consumo dos países industrializados é de 8 a 9g por dia, ou seja, a população brasileira deveria diminuir o consumo de sal em dois terços, a fim de se aproximar do limite recomendável. - Se formos gradativamente baixando, vamos nos adaptando à diminuição de sódio e sal na nossa alimentação. Cerca de 40% do sal é composto de sódio, e junto com o potássio, estão em nossos fluidos celulares e são responsáveis pelo nosso impulso nervoso e a contração muscular, fundamentais nos exercícios físicos - afirmou Cristiane Perroni. 

Comente agora
29
Nov
HRSAJ divulga seleção do processo seletivo para Higienização
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:20h
  •  Higienização
  • Local: recepção administrativa do HRSAJ
  • Horário: 14:30
  • Data: 03/12/2013

Senhores candidatos, favor trazer documento de identificação com foto, lápis, borracha e caneta para a realização da prova.

Nome

  • Alex Antonio Correia dos Santos
  • Carlito Neri Gonçalves
  • Carlos Alberto dos Santos
  • Daniel Lopes dos Santos
  • Diego Cerqueira Coutinho
  • Eliene dos Santos Silva
  • Eliezer Almeida Freitas
  • Elivan Oliveira dos Santos
  • Erenilson Santos da Conceição
  • Fabiano Reis Bispo
  • Jeane Santos da Silva
Comente agora
29
Nov
Maioria dos jovens acha que educação sexual não deve ser ensinada em casa
Postado por: Anacley Souza / 12:23h

Levantamento feito pela Caixa Seguros mostra que 75% dos jovens acreditam que a educação sexual não deve ser ensinada em casa e 70% deles acham que essa formação está associada ao estímulo para o início da vida sexual.  Miguel Fontes, doutor em saúde pública e coordenador da pesquisa, defende que "a conversa com os pais é fundamental, ela faz com que o jovem se sinta muito mais à vontade para absorver e trabalhar as informações e as diferenças. Além disso, a pesquisa mostra que ter o professor como referência contribui para um jovem com maior nível de educação sexual". Sobre a diversidade de orientação sexual, a pesquisa  Juventude, Comportamento e DST/Aids mostrou que 11% dos entrevistados não teriam amigos gays ou amigas lésbicas. Quando perguntados se ficariam incomodados por terem um professor homossexual, 9% se incomodariam, e quando a pergunta é sobre um irmão ou irmã, o número salta para 22%.  Eles não têm tanto preconceito quando é fora de casa. Se perguntar se você tem um amigo gay, eles são mais abertos a isso, um professor, um pouco menos, mas quando pergunta sobre a família, um irmão, a intolerância aumenta consideravelmente. Outro dado da pesquisa mostra que entre os jovens consultados, 38% aprovam a adoção de crianças por casais homossexuais.O levantamento também revelou que a religiosidade não ajuda os jovens a serem mais tolerantes em termos de sexualidade. Pelo contrário, o fato de participar de grupo religioso e ter a Igreja como principal fonte de educação sexual reforça tabus.

Comente agora
29
Nov
Número de recém-nascidos infectados com HIV cai para a metade desde 2005
Postado por: Anacley Souza / 08:14h

A melhora na prevenção de novas infecções do vírus HIV entre os recém-nascidos foi uma das maiores conquistas na luta contra a Aids, já que o número de bebês com o vírus foi reduzido para a metade entre 2005 e 2012, ao passar de 540 mil para 260 mil novos casos. Em 2012, 62% das mulheres grávidas infectadas com o vírus nos 22 países do Plano Mundial Contra a Aids receberam tratamento antirretroviral para evitar a transmissão para seus filhos, segundo o relatório A infância e a aids: inventário da situação em 2013, publicado na quinta-feira (28) em conjunto pelas agências Unaids e Unicef, por ocasião do Dia Mundial contra a Aids no próximo dia 1º de dezembro. "Hoje em dia, o fato de uma mulher grávida viver com o HIV não significa que seu bebê tenha o mesmo destino, nem que ela não possa levar uma vida saudável", ressaltou o diretor-executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Anthony Lake.Com o novo tratamento antirretroviral simplificado, conhecido como "Opção B+", são maiores as possibilidades de se tratar de maneira mais eficaz às mulheres que vivem com o HIV e prevenir que elas transmitam o vírus para seus bebês durante a gravidez, o parto ou a lactação.

Comente agora
29
Nov
Plantão das últimas 24h do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 07:55h

Deram entrada na emergência do HRSAJ 2 vítimas de acidente automobilístico:

 - Bomfim José dos Santos, 21 anos, residente na Fazenda Água Comprida, Zona Rural de Varzedo, foi vítima de acidente automobilistico, com escoriações pelo corpo José eu entrada na unidade de saúde onde foi medicado e liberado.

- Manoel Fernandes Santana, 28 anos, residente na localidade do Estreito, Cidade de Conceição do Almeida, sofreu acidente de moto. A vítima está internada no HRSAJ. Seu estado de saúde é instável.

Comente agora
29
Nov
Planos de saúde terão que ressarcir em dobro valores cobrados indevidamente dos segurados
Postado por: Anacley Souza / 07:27h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acatou recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que as operadoras de planos de saúde restituam em dobro o valor cobrado indevidamente dos clientes para que os processos gerados a partir das reclamações sejam arquivados. Com isso, ANS modificou a Resolução Normativa nº 48/2003, que estava em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Assim, os consumidores lesados por cobranças indevidas pelas operadoras de saúde serão compensados de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, ainda durante a apuração da reclamação feita à agência. A alteração foi feita em atendimento à recomendação do procurador da República Márcio Barra Lima. Antes da recomendação do MPF, a ANS considerava que o cumprimento da obrigação se dava por meio da simples devolução do valor cobrado indevidamente, deixando de observar o que determina o Código de Defesa do Consumidor.

Comente agora
28
Nov
Cantor Reginaldo Rossi é internado em UTI de hospital do Recife
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:44h

O cantor e compositor Reginaldo Rossi foi internado no Hospital Memorial São José, no centro do Recife, na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o cantor está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, apesar de seu quadro ser estável, não há previsão de alta. A família não informou o motivo de Rossi ter sido levado ao hospital. Nascido na capital pernambucana em 1944, o cantor e compositor é conhecido como o Rei do Brega. Entre os seus maiores sucessos estão "Garçom", "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele tentou se eleger deputado estadual de Pernambuco pelo PDT, mas não obteve êxito e continua fazendo shows pelo Brasil. Nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, Rossi se apresentou no Manhattan Café Teatro.

Comente agora
28
Nov
Ministério da Saúde lança terceiro edital do programa Mais Médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:39h

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (28) o terceiro edital do Programa Mais Médicos, pouco antes do período anunciado pelo ministro da pasta, Alexandre Padilha. O documento está publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. De acordo com o documento, as inscrições começam às 20h (horário de Brasília) de hoje e vão até 9 de dezembro para profissionais brasileiros e 13 de dezembro para os estrangeiros. Os médicos poderão se candidatar a uma vaga pela internet, no site do programa. Para isso, é necessário preencher um formulário eletrônico e anexar arquivos digitalizados para cada documento exigido, tais como cópia do registro no Conselho Regional de Medicina, do diploma ou certificado de conclusão de curso e do passaporte, no caso de médicos intercambistas. A inscrição só será aceita e considerada válida quando todas as informações obrigatórias forem preenchidas e os documentos anexados. O médico interessado pode alterar os dados do formulário eletrônico e apenas o último registro, com confirmação feita pelo candidato, será considerado válido. Para os médicos intercambistas, após a confirmação da inscrição será necessário imprimir o formulário eletrônico gerado pelo sistema e comparecer à representação diplomática brasileira do país em que esteja habilitado exercer a medicina.

Comente agora
28
Nov
Confira oito dicas para controlar desejo de comer doces
Postado por: Anacley Souza / 12:03h
Os doces fornecem energia ao organismo e estimulam a produção da serotonina, hormônio que provoca sensação de prazer. Cintia Cercato e Gláucia Carneiro, endocrinologistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) dizem que é possível enganar o cérebro para reduzir o apetite pelo sabor adocicado e dão oito dicas para atingir a proeza. 
1) Para evitar o corte brusco do consumo de doces e consequente abstinência, o ideal é parar gradativamente. Comer doces por cinco dias na primeira semana, três na semana seguinte, até atingir a cota de um dia da semana. 2) Misturar líquido com sólido pode causar fome. Por isso, comer devagar e mastigar corretamente os alimentos também contribui para a sensação de saciedade. 3) Ficar muitas horas sem comer faz com que o organismo busque uma fonte rápida de energia para manter seu funcionamento. O ideal é alimentar-se de forma fracionada, com pequenas refeições a cada três horas. 4) Alimentos ricos em fibras e proteínas ajudam a prolongar a sensação de saciedade no organismo. Consuma fontes proteicas como ovos, peixes e carnes magras, e fibrosas como frutas, legumes e verduras. 
Comente agora
28
Nov
Estudo adverte sobre risco de casos de dengue durante a Copa de 2014
Postado por: Anacley Souza / 10:25h

Um estudo publicado na revista "Nature" desta semana recomenda que o governo brasileiro tome medidas capazes de neutralizar o risco de dengue durante a Copa do Mundo-2014. A pesquisa foi feita por Simon Hay, renomado especialista em doenças infecciosas da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Segundo a investigação, o risco vinculado ao vírus transmitido por um mosquito será maior em três cidades-sede da competição no nordeste: Fortaleza, Natal e Salvador. Em outras cidades, a temporada de dengue poderia culminar antes do Mundial, previsto entre os dias 12 de junho e 13 de julho. "Infelizmente, durante este período, o risco segue sendo alto no nordeste", disse Hay, em comentário publicado no periódico científico. "As autoridades brasileiras deveriam implementar medidas para controlar os focos em abril e maio, especialmente nos estados do norte do país, para reduzir a quantidade de mosquitos transmissores da dengue", continuou o especialista. Induzido por um vírus transmitido na picada do mosquito, a dengue provoca inicialmente sintomas parecidos com os da gripe. Em alguns casos, podem acontecer complicações que resultam numa dengue hemorrágica, podendo ser mortal. Não existe vacina. 

Comente agora
27
Nov
Governo prevê 576 mil novos casos de câncer em 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 15:41h

O Ministério da Saúde estima que, em 2014, o País terá 576,580 mil novos casos de câncer. O tumor de pele não melanoma, o mais frequente tanto entre homens quanto em mulheres, deverá atingir 182 mil pessoas, o equivalente a 31,5% do total. As maiores taxas da doença são esperadas para as regiões Sul e Sudeste, que registram maiores índices populacionais e de envelhecimento. A previsão é a de que ocorram 299,730 mil casos novos no Sudeste e 116,330 mil no Sul. "Os dados só reforçam a necessidade de o câncer ser prioridade absoluta, para gestores e profissionais de saúde", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro destacou ainda o crescimento dos casos de câncer de cólon e reto, que hoje ocupa o segundo lugar do ranking dos tipos mais frequentes entre mulheres e o terceiro entre homens. (Agência Estado)

Comente agora
27
Nov
Instituição lança campanha de 2014 de inclusão de pessoas com Down
Postado por: Anacley Souza / 12:20h

Pessoas com síndrome de Down provam a cada dia que são capazes participar de atividades sociais e de trabalho no dia a dia. O instituto Ápice Down, que sobrevive financeiramente de vendas de calendários e agendas e têm parcerias com empresas funciona, na capital federal, há oito anos. Hoje, a instituição atende 640 crianças, adolescentes e adultos portadores de Down, por mês, no processo de inclusão e socialização. Nesta quarta-feira (27), o Ápice lança sua campanha anual que tem como foco a participação dos portadores de Down na prática de esportes. Andréa Quadros, uma das fundadoras e voluntárias do instituto, explicou que o motivo que a levou a estruturar a instituição foi “o direito que essas pessoas têm à humanização e à acessibilidade social”, disse. Andréa disse que a entidade conta apenas com o esforço voluntário. Ela ressaltou que o crescimento do Ápice Down trás, como consequência, a necessidade cada vez maior de voluntários. Além disso não há preferência ou limitação para categorias profissionais. “Qualquer tipo de profissional é bem-vindo, já que temos mais de 300 crianças na fila de espera”.

Comente agora
27
Nov
Laboratório lança alerta sobre pílula do dia seguinte
Postado por: Anacley Souza / 11:38h

A empresa farmacêutica francesa HRA Pharma advertiu nesta terça-feira (26) que sua pílula do dia seguinte não faz efeito quando tomada por mulheres que pesam mais do que 80kg. A advertência da empresa foi feita com base em resultados de pesquisas sobre o princípio ativo levonorgestrel, usado neste tipo de medicamento contraceptivo. De acordo com responsável pela saúde da mulher da HRA Pharma Frederique Welgryn, o composto é o principal ingrediente do medicamento Norlevo, referência de contraceptivos de emergência da empresa. O medicamento Norlevo não tem distribuição no Brasil, mas as pílulas do dia seguinte encontradas em farmácias brasileiras também têm como princípio ativo o levonorgestrel, podendo variar em sua dosagem. Os resultados são de pesquisas conduzidas pela Universidade de Edimburgo em 2011 com cerca de 1.700 mulheres. Desde então, Welgryn comenta que nos últimos anos tem-se visto "muitas discussões" sobre a eficácia de métodos contraceptivos em pacientes com sobrepeso ou obesos. O chefe executivo da HRA Pharma Erin Gainer estimou que milhões de mulheres pela Europa usam contraceptivos de emergência idênticos ao Norlevo. A empresa não deu detalhes sobre o número de vendas do medicamento. Informações da Associated Press.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com