As comentadas

Boa tarde , Terça-feira, 22/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

03
Abr
Secretário Estadual de Saúde vai a Feira de Santana para dirimir debandada de médicos do Hospital Clériston Andrade
Postado por: Anacley Souza / 08:36h

O secretário Estadual da Saúde,Washington Couto, vai estar na manhã desta quinta-feira (3), no hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Ele vai tentar dirimir a debandada de cinco cirurgiões, contratados como Pessoa Jurídica, da unidade de saúde. Os médicos deixaram o hospital nesta quarta-feira (2), após rodadas de negociações com o governo. De acordo com a secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a data limite estabelecida pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), para o encerramento das negociações, estava agendada, através de ofício, para o dia 14 de maio. Já a categoria diz que a decisão foi tomada em fevereiro e comunicada no mesmo mês, à Sesab, Ministério Público e Cremeb. Ontem, as cirurgias de emergência, como as de trauma não hemorrágicos por acidentes, cirurgias de vesícula e apêndice, foram encaminhadas para outras unidades de referência da rede estadual como o HGE, Hospital Roberto Santos, Hospital Geral Ernesto Simões Filho, entre outros.(Bahia Notícias)

Comente agora
02
Abr
Saúde amplia vacinação contra gripe para crianças de até cinco anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:55h

O Ministério da Saúde ampliou de 2 para 5 anos a idade máxima das crianças que deverão ser vacinadas contra o vírus da gripe neste ano. A idade mínima, de 6 meses, foi mantida. Segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária foi ampliada para evitar complicações e mortes pela doença entre crianças. Outro fator apontado pelo governo federal para alterar o público-alvo foi o fato de as taxas de internação de menores de 5 anos terem se igualado às dos idosos no ano passado.A alteração foi anunciada nesta quarta-feira (2) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante lançamento da campanha nacional de vacinação, que será realizada no período de 22 de abril a 9 de maio. A meta da pasta é imunizar 80% do público-alvo da campanha, formado por 49,6 milhões de pessoas em todo o País. Só no Estado de São Paulo, 11,2 milhões fazem parte do grupo prioritário. Além das crianças, deverão se vacinar idosos a partir dos 60 anos, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, pacientes com doenças crônicas, indígenas, trabalhadores de saúde, detentos e funcionários do sistema prisional. 

Comente agora
02
Abr
Bebida promete eliminar álcool do sangue em apenas duas horas
Postado por: Letícia Oliveira / 16:55h

Uma empresa do Uruguai desenvolveu uma bebida aparentemente milagrosa. O Out Alcohol, como foi batizado o xarope, seria capaz de eliminar do sangue qualquer sinal de álcool em até duas horas. De acordo com o site da fabricante, Embotelladora Serrana, a pessoa precisa tomar o produto 30 minutos antes de consumir a bebida alcoólica, que agiria em alguém que tome três taças de vinho ou duas doses de uísque. "Assim que o produto entra no sangue, começa a eliminar o álcool, já que acelera o metabolismo e faz com que ele seja expulso mais rapidamente pela urina", explicou Tabaré Burgueño, presidente da companhia, ao jornal "República". A Embotelladora garante que a novidade não tem como objetivo ajudar os consumidores a passar incólumes pelo teste do bafômetro em blitz da lei seca. A ideia seria eliminar os efeitos indesejados da ressaca. Informações do blog Page Not Found.

Comente agora
02
Abr
S. A. de Jesus: Coordenador responde denuncia sobre falta de medicamentos nos PSFs
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:12h

Após denuncia feita pelo vereador Dema do Leite, o qual afirma que os PSFs do município estão com falta de medicamentos, Andrei Tibério, Coordenador da Assistência Farmacêutica do município, em entrevista concedida ao Repórter Joselito Fróes da Rádio Recôncavo FM, disse que é verídica a carência de medicamentos no município. De acordo o servidor, a falta é dividida em três esferas, governo federal, estado e município. Relatou ainda que a assistência trabalha com o que é repassado pela União e secretaria de saúde municipal, “o estado não nos passa dinheiro, e sim a medicação”, salienta. Ainda segundo Tibério, um pedido de reposição de estoque foi feito junto à secretaria de saúde do estado, mas até o presente momento não foram atendidos. “Em janeiro fizemos a solicitação para que não viesse a acontecer o ocorrido. Está tendo m atraso no fornecimento, o problema não se limita apenas a cidade de Santo Antônio de Jesus como também a todo o estado da Bahia”, recordando um informativo divulgado nas mídias de cunho nacional. O entrevistado disse que e ontem (01), foi recebida uma carga mínima de medicamentos e que em breve será distribuído para os Postos onde a demanda é maior, principalmente o CAPS, assegurou que novas remessas estarão chegando ao município para suprir a necessidade eminente. Tibério salientou ainda que o contrato com os fornecedores não podem ser desfeitos por que não é de competência da secretaria municipal e que há licitação na contratação destes fornecedores. O servidor disse ainda que estas empresas estão sendo notificas pelo atraso na entrega e revelou que existe também uma carência de abastecimento junto ao estado. “As pessoas que não tem conhecimento de causa acredita que o fornecedor tem a obrigação de ter um estoque quase ilimitado de medicamento, remédio é uma coisa perecível. O fornecedor não é obrigado a ter uma grande demanda porque se este não conseguir vender ele perde, o que podemos fazer é cobrar, o que não podemos é suspender o contrato, dependemos do estado para isso”, conclui.

  1. Redação Voz da Bahia Anacley Souza
Comente agora
02
Abr
Feira de Santana: Cirurgiões e ortopedistas entregam os cargos no Hospital Clériston Andrade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:33h

A partir desta quarta (2/4), a população de Feira de Santana e região fica sem cirurgiões e ortopedistas no Hospital Clériston Andrade. Os médicos entregam os cargos coletivamente como forma de protesto. "A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Ministério Público (MP) e o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) foram notificados da decisão ainda em fevereiro", segundo o Sindimed - sindicato dos médicos. Os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho e regularização do vínculo trabalhista. Atualmente os médicos convivem com deficiências diversas, como falta de materiais, falta de leitos, medicamentos, entre outras.

O que os médicos estão pedindo

-- Adequação estrutural mínima para liberação de Alvará de Funcionamento, emitido pela Vigilância Sanitária

-- Reforma imediata das instalações de Estar Médico

Comente agora
02
Abr
Morre em Salvador, aos 73 anos, médico baiano Luiz Lyra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:01h

Morreu na manhã de terça-feira (1º) no Hospital Aliança, aos 73 anos, o médico baiano Luiz Lyra. O óbito foi registrado durante uma operação cardíaca. Lyra foi professor da Faculdade Bahiana de Medicina, pesquisador do Hospital São Rafael e um dos mais conceituados profissionais na área de gastroenterologia do país. O enterro deve acontecer nesta quarta-feira (2), às 11h30, no cemitério Jardim da Saudade, em SalvadorLuiz Guilherme Costa Lyra foi presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) no período de 1996 a 1998, presidente da III Semana Brasileira do Aparelho Digestivo de Salvador (1998) e presidente e Sócio Honorário da Sociedade de Gastroenterologia da Bahia (SGB). Em 14 de março de 2013, foi eleito por aclamação membro honorário da Academia Nacional de Medicina (ANM). Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1965), e doutorado também pela UFBA (1983), Lyra foi professor titular da universidade federal baiana e ocupou diversos cargos em gestões na Federação Brasileira de Gastroenterologia, no Monte Tabor Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária, foi colaborador do Governo do Estado da Bahia, investigador do Hospital Universitário Professor Edgard Santos e membro da comissão da Secretaria de Saúde da Bahia. (G1)

Comente agora
02
Abr
Nova etapa do Mais Médicos pode atender 51 cidades baianas; Lista não garante participação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:30h

Na quinta etapa do programa Mais Médicos, 51 cidades baianas poderão solicitar até seis profissionais para atuar na rede pública de saúde. Mesmo listadas na publicação no Diário Ofical da União, elas não têm a participação garantida. Para que possam aderir, os gestores precisam inscrever os municípios no programa por meio do site do ministério, informou a assessoria do órgão ao Bahia Notícias. A presença na lista indica apenas que os locais estão aptos a participar da iniciativa, por ser considerados como “de alta vulnerabilidade social”. Entre as cidades baianas, 25 nunca integraram o projeto, como Lajedinho e Mata de São João. As demais já participavam, a exemplo de Dias D’Ávila e Feira de Santana, mas poderão pedir mais profissionais. De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Washington Couto, o governo faz o acompanhamento através da coordenação estadual do programa. “O que nós precisamos agora é uma definição do número de médicos que estarão disponíveis.

Comente agora
01
Abr
Hormônio do amor faz com que as pessoas mintam, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:12h

Conhecida como hormônio do amor, a oxitocina normalmente é associada à união e à confiança. Mas uma pesquisa da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel, e da Universidade de Amsterdam, Holanda, constatou que pode fazer com que as pessoas mintam se isso colaborar com o interesse de seu grupo. Os dados são do jornal Daily Mail.  Os cientistas projetaram um jogo simples de computador, em que os participantes tinham de prever se sairia cara ou coroa em um sorteio virtual. Se acertassem, a equipe ganharia 40 centavos. Foram 60 jogadores saudáveis, que espirraram uma pequena doce de oxitocina ou placebo no nariz 30 minutos antes de começar a rodada. Homens de ambos os grupos enganaram, mas os que lançaram mão do hormônio mentiram mais. Os que receberam oxitocina disseram que fizeram a previsão certa 79,7% do tempo, em comparação com 66,7% do grupo controle. Também comunicaram sua precisão mais rápido, 2,22 segundos contra 2,86 segundos. “Para proteger e promover o bem-estar dos outros, os seres humanos podem se comportar de forma antiética. Aqui, nós ligamos tais tendências à oxitocina, um neuropeptídeo conhecido por promover a afiliação e cooperação com os outros”, concluíram os cientistas.

Comente agora
01
Abr
Estado de Renato Aragão segue estável
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:36h

O humorista Renato Aragão, internado desde o dia 26 de março no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, permanecia clinicamente estável às 15h52 desta terça-feira (31), dando continuidade ao tratamento da infecção urinária, finalizando o antibiótico venoso. De acordo com boletim médico divulgado nesta segunda-feira (31), a alta acontecerá se houver resposta satisfatória ao tratamento de infecção urinária com antibiótico venoso. 

Internação
Renato Aragão voltou a ser internado no sábado (22), no Hospital Barra d’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para investigar a origem de uma febre que se manifestou durante a madrugada. No entanto, foi transferido para o Hospital Samaritano às 14h do dia 26. Um exame de sangue constatou que ele está com infecção urinária. No início desta semana, Renato Aragão já tinha passado três dias internados devido a um enfarte na quarta-feira (19). (G1)

Comente agora
01
Abr
Vacinação contra sarampo é prorrogada em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 15:26h
Com o objetivo de impedir a entrada do sarampo em Salvador, foi prorrogado o prazo para vacinação contra a doença na capital até o dia 15 deste mês. Pouco mais de 59 mil crianças com idade compreendida entre seis meses e cinco anos (o equivalente a 38%) foram vacinadas até segunda-feira (31). Porém, quase 157 mil menores fazem parte da faixa etária contemplada na cidade. Vale ressaltar que o Brasil não registra nenhum caso autóctone de sarampo desde 2000. Porém, em 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos da doença no país; desse número, 190 foram registrados somente na região Nordeste. No mês passado, o órgão autorizou o repasse financeiro de R$ 3,7 milhões para 67 municípios desta região para intensificação das ações de controle da doença, situados em Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, consideradas de maior risco para a disseminação do sarampo. 
Comente agora
01
Abr
Anvisa suspende lotes de remédio para pacientes com esquizofrenia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:37h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da distribuição e venda de seis lotes do medicamento Queopine, usado por pacientes com diagnóstico de esquizofrenia, fabricado pela empresa Glaxo Smithkline Brasil Ltda. Segundo o órgão, foi constadada diferenças em embalagens do produto, dada a troca de bulas não relacionadas ao medicamento. A determinação foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (1º). Os lotes atingidos são: 203361R, C203361R1, C203765R1, C203763R, C203361R4 (amostra grátis) e C203361R5 (amostra grátis). Em pacientes adultos, o Queopine é indicado para o tratamento da esquizofrenia e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar, entre outros. Em adolescentes (13 a 17 anos), Queopine é indicado para o tratamento da esquizofrenia. Em crianças e adolescentes (10 a 17 anos), Queopine é indicado no tratamento dos episódios de mania associados ao transtorno afetivo bipolar. G1 entrou em contato com a empresa fabricante e aguarda o retorno.

Comente agora
01
Abr
Criança morre vítima de meningite C em Vitória da Conquista
Postado por: Anacley Souza / 07:13h

Uma criança de onze anos morreu vítima de meningite tipo C, na última semana, em Lagoa de Maria Clemencia, Zona Rural de Vitória da Conquista. O caso foi confirmado na manhã da última segunda-feira (31). Em nota, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que "foi confirmada uma ocorrência de meningite tipo C no povoado de Lagoa de Maria Clemência. Trata-se de um caso envolvendo uma criança de 11 anos que veio a óbito na quarta-feira (26)" . Ainda de acordo com a secretaria da saúde, todas as medidas de vigilância foram tomadas, inclusive a quimioprofilaxia (uso de medicação) em todas as pessoas que tiveram contatos com a criança, que é um meio de evitar a transmissão e o adoecimento de outras pessoas. Além da assistência à família, a Secretaria de Saúde por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica está realizando palestras sobre a doença na escola da localidade, garantindo vacina para crianças menores de 2 anos de idade, atendimento e orientação em todas as Unidades de Saúde e capacitação dos profissionais de saúde sobre a doença. (Bahia Notícias)

Comente agora
31
Mar
Ministério da saúde divulga resultado sobre a campanha contra HPV
Postado por: Letícia Oliveira / 19:05h
Mais de 2,4 milhões de meninas já foram vacinadas contra HPV em todo o país, nas três primeiras semanas da campanha, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério da Saúde. Na Bahia, foram imunizadas 180.672 meninas entre 11 e 13 anos, o que representa 56% da meta esperada de 321.634. O número total representa 58% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% do público-alvo, o equivalente a 4,1 milhões de meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. A vacina utilizada no Brasil é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os estados com maior adesão à vacina, até o momento, são: Santa Catarina com 85% (106 mil meninas vacinadas), São Paulo 80% (643 mil), Rio Grande do Sul 73% (151 mil), Espírito Santo 73% (53 mil) e Tocantins 73% (25 mil). O ministro da Saúde, Arthur Chioro, considera positiva a cobertura vacinal nas primeiras semanas de implantação da vacina na rede pública. “Isso prova que a população está consciente sobre a importância desta vacina na proteção contra o câncer do colo do útero. Com a continuidade da mobilização nos estados, acredito que atingiremos a meta de vacinar 4,1 milhões de meninas”, afirmou. O Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três) seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia iniciada no dia 10 de março. A vacina também está disponível nos 36 mil postos da rede pública de saúde durante todo o ano. A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. 
Comente agora
31
Mar
Cirurgião Geral tira dúvidas da população no Voz da Bahia. Confira:
Postado por: Anacley Souza / 14:04h

Dr. Antonio Carlos, cirurgião geral, participou do programa Acorda Cidade, na Recôncavo FM, e respondeu perguntas de ouvintes e internautas sobre vários assuntos.

Internauta: Ás vezes sinto dores muito fortes no peito, algumas pessoas disseram que pode ser estômago. O que o senhor acha?

Dr. Antonio Carlos: Muitos pacientes sentem dores que podem estar relacionadas ao esôfago, a famosa azia. O uso indiscriminado de antiácidos pode mascarar algo de maior importância. É preciso de fato pesquisar para saber o que está causando esta dor.

Internauta: Me engasgo sempre que vou comer ou beber. Isso é grave?

Dr. Antonio Carlos:  O engasgo pode está ligado a um distúrbio chamado de megaesôfago que acomete, principalmente, aos portadores de doença de Chagas, muito comum em nossa região. As pessoas acometidas desta doença pode desenvolver um alargamento no esôfago ou estreitamento do cárdio, que é a válvula de ligação entre o esôfago e o estômago impedindo a ingestão.

Comente agora
31
Mar
Dormir pouco prejudica a saúde e até o raciocínio
Postado por: Letícia Oliveira / 13:16h

Você é do tipo que vive a mil por hora e dorme cada vez menos? Se sim, pare 5 minutos e leia este texto. O excesso de atividades é realidade no mundo moderno, mas a sua saúde pede uma leve pisada no freio. Se não, ninguém aguenta. Dormir pouco afeta o equilíbrio emocional, a capacidade de raciocínio e pode trazer sérios danos à saúde do coração. “Para que uma pessoa viva de maneira saudável é preciso que ela tenha, no mínimo, de seis a oito horas de sono por dia. Dormir menos que isso pode ocasionar prejuízo cardiovascular com o passar do tempo. Isso favorece o surgimento de doenças, como a hipertensão, diabetes e obesidade e aumenta o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs)”, afirma Thaís Bittencourt, pneumologista do Serviço de Medicina do Sono do Hospital do Coração. O sono é importante para o reestabelecimento do organismo. Dormir bem ajuda, por exemplo, a fortalecer o sistema imunológico. Reduzir o tempo de sono afeta significativamente os processos fisiológicos que ocorrem durante o sono. “Quando dormimos há um momento de repouso do nosso sistema cardiovascular, no qual tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração”, explica. E se você engordou depois de diminuir o tempo de sono, não é à toa, não.

Comente agora
31
Mar
Usados para queimar gordura, termogênicos podem afetar a visão
Postado por: Anacley Souza / 09:21h

Muito utilizado por quem quer emagrecer e pelos praticantes de atividades físicas, os termogênicos são substâncias que impedem a formação de energia proveniente dos alimentos, o que faz com que a temperatura do corpo aumente, os batimentos cardíacos fiquem mais elevados e a pessoa se sinta mais disposta para malhar. No Brasil, a maioria desses suplementos tem cafeína em sua composição, no entanto, ainda é possível encontrar produtos com efedrina e dinitrofenol (DNP), que podem causar problemas sérios nos olhos, como catarata e glaucoma. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier Leôncio Queiroz Neto, essas duas substâncias são proibidas no Brasil e nos Estados Unidos, mas pela internet e em algumas lojas de suplementos ainda é possível comprar suplementos com esses componentes. "Na frente da loja ficam os produtos liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e no fundo são vendidos os que não são permitidos. A proibição não está sendo suficiente e o problema é que as pessoas não encaram esses produtos como remédios, mas como suplementos dietéticos", analisa Neto. Essas duas substâncias seriam mais procuradas por serem mais eficientes para quem quer emagrecer.

Comente agora
31
Mar
Só 30% das mulheres com idade entre 50 e 69 anos fazem exames preventivos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:19h

O número de mamografias, exames de toque e biopsias para detecção do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda está abaixo da meta estabelecida em 2004 pelo Ministério da Saúde. De acordo com uma estimativa divulgada nesta sexta-feira (28/3), em Salvador, pela médica e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, apenas 30% das brasileiras com idade entre 50 e 69 anos têm acesso à mamografia e exames complementares de diagnóstico. “Há um consenso entre as autoridades de saúde do Brasil e do exterior, que sinaliza para a realização deste exame a cada dois anos – mesmo sem sintomas - e o ideal seria que a cobertura atingisse 70% deste universo de mulheres”, afirma. Gulnar foi uma das participantes do painel “Controvérsias e desafios para o controle do câncer de mama”, apresentado, nesta sexta-feira (28), no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC). O encontro, coordenado pela pesquisadora baiana e integrante do Conselho Nacional de Direitos da Mulher, Estela Aquino, contou ainda com a participação de Isabel dos Santos Silva, da Faculdade de Epidemiologia e Saúde Populacional da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM).

Comente agora
31
Mar
Confira o plantão de emergências durante o final de semana no Hospital Regional
Postado por: Anacley Souza / 09:16h

Genival Nascimento Fiuza, 25 anos, residente na localidade Rural de São José do Itaporã, cidade de Muritiba, vitima de tentativa de homicídio por arma de fogo. Após ser socorrido na UPA daquela região foi transferido para o Hospital Regional devido à gravidade de seu estado.  O caso foi registrado no posto policial lotado na Unidade de saúde onde segue investigação.

Deram entrada no HRSAJ Jurandir de Jesus, 33 anos e Arnaldo Silva, 43 anos, após sofrerem  acidente automobilístico. De acordo informações as víitimas trafegavam na região do Vale do Jiquiriçá quando o veiculo em que estavam perdeu o controle da direção vindo a capotar. Socorridos pelo Preposto do SAMU foram encaminhados para a unidade de saúde onde seguem internados. O quadro de saúde dos acidentados não foi divulgado.

Comente agora
31
Mar
Itapetinga: Especialistas vão estudar caso raro de família com catarata congênita
Postado por: Anacley Souza / 08:49h

Um mutirão de saúde identificou um caso raro em Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Dezesseis pessoas da mesma família foram diagnosticadas com catarata congênita. A doença forma uma espécie de névoa branca no olho e deixa a pessoa com muita dificuldade para enxergar. Dona Maria conta que dos nove filhos dela, seis tiveram a doença. Segundo a moradora, o problema fez com que a família sofresse preconceito. "Para falar da minha casa, eles não falam os nomes das pessoas. Falam assim: 'Na casa da família do povo cego'", critica. O mais novo portador da doença é um bebê de 11 meses de vida. Após diagnosticados com catarata congênita, quase toda a família foi submetida a uma cirurgia realizada através do mutirão de atendimento promovido pelo programa Saúde em Movimento. Ainda usando óculos escuros em razão do procedimento cirúrgico, o pequeno Antônio comemora não ter mais que precisar sentar na frente da classe durante as aulas.

Comente agora
31
Mar
Pais lutam na Justiça por liberação de remédio derivado da maconha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:03h

Anny, de 5 anos, tem uma doença rara, que provoca muitas convulsões. Só um remédio funciona, mas é ilegal no Brasil, porque é derivado da maconha. Se você fosse a mãe ou pai da menina, importaria o remédio mesmo assim? Um casal brasileiro decidiu que faria exatamente isso. E um documentário conta a história deles. “Anny, 5 anos, é a minha filha. É portadora de patologia muito rara, apresenta quadro clínico com distúrbio psicomotor decorrente de uma patologia cerebral. E que, dentre os sintomas, tem crises convulsivas resistentes a todas as medicações possíveis no país. Justifico a solicitação de Canabidiol baseado nos itens acima”, diz Katiele Fischer, mãe da Anny, em um documentário. “Quando a gente ficou sabendo do CBD, que nós decidimos importar, nós tínhamos a consciência que era um produto derivado da Cannabis Sativa e por esse motivo ilegal no país. Mas o desespero de você ver a sua filha convulsionando todos os dias a todos os momentos, nós resolvemos encarar e trazer da forma que fosse necessária, mesmo que fosse traficando”, conta a mãe da Anny.

Um comentário
31
Mar
Pesquisa pode criar vacina para câncer de próstata
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:50h

Uma descoberta realizada há 14 anos levou um pesquisador da PUC-RS, de Porto Alegre, a desenvolver uma pesquisa inovadora, que pode resultar em uma vacina para controlar o avanço do câncer de próstata, como mostra a reportagem do Teledomingo, da RBS TV (veja o vídeo). A doença é o segundo tipo de tumor que mais mata homens no Rio Grande do Sul e em todo o país. Ao misturar uma substância chamada “modulador do sistema imunológico” em algumas células doentes, o médico Fernando Kreutz conseguiu fazer com que células que antes ficavam escondidas do sistema imunológico no organismo mudassem de cor e se tornassem visíveis. “Nosso sistema imunológico não consegue enxergar que aquela é uma célula tumoral, é como se ela ficasse invisível. Eu consegui fazer com que essa célula, que antes era invisível, se tornasse visível. Marquei a célula como se dissesse ‘olha, sistema imunológico, ataca ela porque ela é uma célula que tu precisa descobrir’”, explica Kreutz. A partir desta descoberta, o pesquisador começou a produzir uma vacina usando células doentes retiradas do próprio paciente. As células são reproduzidas em laboratório, bombardeadas com radiação e morrem. A estrutura celular, já sem o câncer, recebe então a substância moduladora e é aplicada no paciente como vacina. “O sistema imunológico reconhece isso e prolifera, multiplica essas células que vão destruir o tumor”.

Comente agora
30
Mar
Após reações adversas, Ministério da Saúde garante que vacina não traz riscos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:55h

Apesar da ocorrência de seis casos de reações adversas à vacina contra o HPV, desde o início da campanha do Ministério da Saúde no último dia 10, a pasta assegurou que a imunização não oferece riscos. “É uma vacina que tem quase dez anos de uso no mundo inteiro. É uma vacina nova aqui no Brasil, mas  há 50 países no mundo que utilizam, quase 175 milhões de doses da vacina aplicadas”, ressaltou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. A vacinação contra o HPV, que pode causar até câncer de colo de útero, continua normalmente e encerra no dia 10 de abril. Para Barbosa, o medo de tomar a vacina pode gerar casos de tontura ou até desmaio e que isso ocorre “com qualquer injeção”. “Por isso que o Ministério da Saúde recomenda que a menina seja vacinada sentada e que ela não faça esforços físicos logo após tomar a vacina”, recomendou. O secretário também mencionou sintomas como vermelhidão e pequeno inchaço no local onde foi aplicada a vacina como comuns e sem motivo de preocupação. Barbosa ainda afirmou que há uma orientação para que os 35 mil postos de saúde registrem todas as reações às vacinas, não somente contra o HPV.

Comente agora
30
Mar
Comer frutas orgânicas não reduz risco de câncer em mulheres
Postado por: Letícia Oliveira / 11:26h

Novo estudo da Universidade de Oxford conclui que comer alimentos orgânicos não ajuda em nada na redução do risco de câncer nas mulheres. Na verdade, as adeptas deste tipo de alimentação têm um risco um pouco maior de desenvolverem câncer de mama. As informações são do site inglês Daily Mail. A pesquisa analisou a saúde e os hábitos alimentares de 600 mil mulheres na meia idade por nove anos e observou que aquelas que comiam apenas frutas e verduras orgânicas tinham os mesmos índices de desenvolver 16 tipos de câncer do que as outras pessoas que não consumiam este tipo de alimento. Cientistas mostram uma preocupação de que o uso de pesticidas nos alimentos pode aumentar o risco de câncer, no entanto as evidências ainda não são conclusivas sobre o assunto. "Notamos neste estudo que as chances das mulheres de meia idade terem a doença não tem relação com a dieta orgânica que possam ter", explica Tim Key, professor responsável pela pesquisa. Apesar das evidências de que os defensivos agrícolas não têm ligação direta com o câncer, a alimentação é sim um fator grave de risco. "Os cientistas estimam que mais de 9% dos casos de câncer no Reino Unido podem estar ligados à dieta das pessoas e que 5% está relacionado a não comer frutas e verduras suficientes", afirma a Dra. Claire Knight, gerente de conteúdo da instituição Cancer Research UK.

Comente agora
30
Mar
Pesquisa sugere melhor período para mulher perder peso após gravidez
Postado por: Letícia Oliveira / 10:34h

Uma pesquisa conduzida por médicos do Canadá sugere que o período entre três e 12 meses depois do parto é o ideal para perder os quilos a mais ganhos durante a gravidez. Segundo o estudo, publicado na revista especializada Diabetes Care, as mães que não conseguem perder o excesso de peso dentro de um ano depois do nascimento do bebê, ou engordam neste período, podem correr sérios riscos de saúde. Os pesquisadores afirmam que esse grupo pode vir a sofrer problemas como hipertensão e outros fatores que provocariam diabetes e doenças cardíacas no futuro. O estudo revelou que os fatores de risco mais elevados para a saúde das mulheres - observados um ano depois do parto e naquelas que não emagraceram - não foram verificados três meses após o nascimento do bebê. A conclusão sugere que o período crítico para as mulheres perderem pelo menos uma parte do peso extra ganho durante a gravidez se estende de três a 12 meses depois do parto. Os pesquisadaores canadenses acompanharam o emagrecimento depois do parto de um grupo de cerca de 300 mulheres saudáveis.

Comente agora
29
Mar
Medicamento pode ser alternativa à mastectomia preventiva
Postado por: Letícia Oliveira / 17:10h

Quando uma mulher descobre que apresenta mutações no gene BRCA1, popularmente conhecido como "gene do câncer de mama", ela tem duas opções: retirar os seios e os ovários ou encarar as grandes chances de desenvolver a doença. No entanto, pesquisadores da Queen's Universisty, em Belfast, acreditam que possam ter encontrado uma alternativa. As informações são do Daily Mail. Segundo os cientistas, alguns medicamentos já disponíveis poderiam reduzir o risco de desenvolver a doença ao diminuir os níveis de estrogênio. A pesquisa concluiu que há uma ligação direta entre os níveis do hormônio e a mutação no gene. No Reino Unido, uma a cada mil mulheres apresenta o problema, que pode elevar as chances de ter câncer a mais de 85%. Os cientistas também descobriram que as células das mulheres que apresentam a mutação não conseguem lutar efetivamente contra os altos níveis de estrogênio que existem nas mamas e ovários, o que as torna vulnerável à alteração do gene.

Comente agora
29
Mar
Enviar mensagens de texto pode aumentar risco de morte
Postado por: Letícia Oliveira / 14:18h

Enviar mensagens de texto e usar celulares por longos períodos pode diminuir a expectativa de vida, de acordo com um novo estudo. A explicação, segundo os especialistas da quiropraxia, estaria na postura adotada ao telefone ou tablet, que pode trazer problemas respiratórios e cardiovasculares, que aumentam o risco de morte com o passar dos anos. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. O estudo, conduzido pela United Chiropractic Association (UCA) diz ainda que a postura pode representar um risco tão grande à saúde quanto à obesidade. A pesquisa indica que, ao abaixar a cabeça e os ombros ao olhar para o celular ou tablet, fica mais difícil fazer uma respiração completa devido à contração muscular. A UCA ressalta que os danos são imperceptíveis a curto prazo, mas com o passar dos anos pode afetar seriamente a qualidade de vida. De acordo com Estelle Zauner-Maughan, profissional envolvida na pesquisa, as pessoas devem estar mais atentas à postura para evitar os riscos à saúde. “A postura tem sido um fator negligenciado em nossa saúde, mas a pesquisa nos ajuda  a aumentar a conscientização sobre isso”, afirma, acrescentando que o tema  pode ser importante em termos de expectativa de vida. Outra recomendação também diz respeito ao tempo que as pessoas gastam diante destes dispositivos – diminuir essa quantidade também pode ajudar a diminuir este quadro, informa a especialista. (Terra)

Comente agora
29
Mar
Homens são mais propensos ao câncer de pele do que mulheres
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:46h
Homens com menos de 20 anos ou mais de 64 anos correm maior risco de desenvolverem câncer de pele porque estão muito mais propensos a ignorar os avisos de proteção quanto à luz solar usando chapéu ou protetor, diz um novo estudo. As informações são do site do jornal britânico The Guardian. Homens que se enquadram nestes dois grupos são os que menos seguem os conselhos sobre minimizar os efeitos danosos dos raios UV, segundo indica uma pesquisa francesa publicada no British Journal of Dermatology. O levantamento considerou as informações sobre 2.215 franceses, e seus hábitos para reduzir este risco. Os dois grupos de homens também são os que menos conhecem os risos da pele queimada. Em contraste, mulheres entre 20 e 64 anos foram as que mais demonstraram conhecimento sobre os danos trazidos pelos raios solares, e também são as que mais se protegem. Já se sabe que as taxas de morte por melanoma maligno são 70% mais altas em homens do que em mulheres. Embora ambos os sexos desenvolva a doença de maneira similar – 6,200 homens e 6,600 mulheres por ano – muito mais homens (1,300)  tendem a morrer do que  mulheres (900).
Comente agora
29
Mar
Planos de saúde crescem em 2013 impulsionados por terceira idade
Postado por: Letícia Oliveira / 08:34h

Levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess) mostra a expansão de planos individuais e empresariais no país, impulsionada, sobretudo, pela terceira idade. A faixa etária com maior crescimento de beneficiários, em 2013, foi a de 59 anos ou mais. O total de beneficiários nessa faixa cresceu 5,1% na comparação anual. Em contrapartida, o número de jovens até 18 anos, com plano de saúde, cresceu 3,4% em relação a 2012. As informações fazem parte do boletim Saúde Suplementar em Números, produzido com base no banco de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O informativo está disponível no site do instituto. De acordo com o estudo, os beneficiários idosos chegaram a 6,1 milhões em 2013, equivalendo a 12,1% do total de vínculos do país. O avanço dessa faixa etária também foi expressivo no segmento de planos exclusivamente odontológicos, totalizando 1 milhão de vínculos e uma alta de 10,4% em relação ao acumulado de 2012. (Agência Brasil)

Comente agora
29
Mar
Presidente da Federação Nacional de Médicos diz que Saúde vai dominar campanha política de 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 06:59h

Na Bahia para anunciar os encaminhamentos do ano da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o presidente da corporação, Geraldo Ferreira Filho, criticou a administração da saúde do governo Dilma Rousseff e disse que o assunto dominará o debate político nas eleições de outubro. Segundo Ferreira Filho, "há uma desassistência da população", e isso pode render perdas para candidatos aliados ao governo federal. "A Saúde vai ser o grande tema da eleição deste ano. Por isso, nós estamos visitando todos os estados e tomando conhecimento de causalidades locais", disse o dirigente, que esteve em Salvador nesta sexta-feira (28), em entrevista ao Bahia Notícias. Questionado se a Fenam e outras entidades já têm candidatos para as eleições deste ano, Ferreira Filho disse que vai apoiar profissionais da categoria “interessados” com o setor. "Nós vamos incentivar os médicos para participar das eleições, ou sendo candidatos ou apoiando pessoas comprometidas", adiantou. O dirigente voltou a criticar o estado da assistência básica ao afirmar que "a saúde está sucateada" e exacerbou o tom da crítica, como a maioria das entidades médicas, sobre o Mais Médicos, que destina profissionais para municípios do interior do país com necessidade histórica de médicos, como também para periferias de grandes centros urbanos.

Comente agora
28
Mar
Anvisa acompanhará estrutura de serviços de saúde em grandes eventos como a Copa do Mundo
Postado por: Letícia Oliveira / 22:01h

A estrutura de serviços de saúde em eventos de massa de interesse nacional passará a ser acompanhada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Organizadores terão de apresentar à agência o projeto com antecedência, para que eventuais correções sejam feitas. A nova regra, aprovada na quinta-feira (27) valerá também para a Copa do Mundo. A Fifa terá até o dia 2 de maio para apresentar o plano à Anvisa. O prazo é menor do que o concedido para demais eventos de interesse nacional, de 120 dias. A Anvisa está convencida de que o prazo será cumprido. “No caso da Copa, a fiscalização vem sendo feita já há bastante tempo. Faltam apenas alguns detalhes finais”, afirmou o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. A resolução traz os pontos principais para que a agência possa fazer a fiscalização de forma preventiva. “Não haverá um modelo único.A estrutura de cada evento será analisada caso a caso”, contou Barbano. São levados em conta tanto a natureza do evento, a sua duração, o tamanho e perfil do público esperado. Entre os parâmetros que serão avaliados estão, por exemplo, a estrutura montada para remoção de atendimento de integrantes de público, estratégias para casos de acidentes de maior tamanho, a oferta de ambulâncias, o trajeto e a estrutura de retaguarda disponível para atendimento em serviços de urgência e emergência.

Comente agora
28
Mar
AVCs e infartos são mais comuns às 6h30; saiba o porquê
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:53h

Uma pesquisa revelou que o horário mais comum para sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC) é 6h30 da manhã. Agora, de acordo com um novo estudo, estes eventos cardiovasculares são mais comuns neste horário porque é quando o nível da proteína responsável por retardar a degradação de coágulos de sangue, o ativador do plasminogênio inibidor-1 (PAI-1), chega ao pico. As informações são do Daily Mail. Para saber por que este é o horário em que mais acontecem ataques cardíacos e AVCs, os pesquisadores, do Brigham and Women's Hospital e da Oregon Health and Science University, estudaram os níveis da proteína no corpo de 12 adultos saudáveis por duas semanas. Os voluntários tiveram as rotinas diárias desincronizadas de seus relógios biológicos e foram avaliados nestas condições. O objetivo era estabelecer se o responsável pela oscilação do nível da proteína é o relógio biológico ou a rotina de cada pessoa. "Nossas descobertas sugerem que o relógio biológico contribui para o aumento do risco de eventos cardiovasculares durante a manhã", disse Frank Scheer, autor do estudo. "O que descobrimos indica que o sistema circadiano humano causa o pico da proteína pela manhã, independentemente do comportamento ou das influências ambientais", completou Steven Shea, que também participou do estudo. Os pesquisadores ainda explicaram que este estudo estabeleceu o controle circadiano da PAI-1 em indivíduos saudáveis e que futuras pesquisas são necessárias para se aplicar a indivíduos vulneráveis, como portadores de obesidade, diabetes ou doenças cardiovasculares.

Comente agora
28
Mar
Viagra caseiro vira febre, mas pode causar problema no fígado e nos rins
Postado por: Letícia Oliveira / 16:57h

Em busca de melhor o desempenho sexual masculino, nigerianos de Lagos, no país Africano, estão consumindo bebidas que tem um suposto poder afrodisíaco. Dezenas de vendedores circulam com o “Viagra” caseiro, como foi apelidado o produto, que se tornou uma febre na Nigéria e promete. Para os médicos, as poções afrodisíacas são motivos de preocupação, uma vez que alguns dos produtos contêm substâncias químicas que podem causar problemas com difícil cura no fígado e nos rins.  Mas a vendedora afirma que existem muitos clientes e por isso ela vende, pois de acordo com a vendedora, Nike Ajibde, 27 , que ainda justifica dizendo, que a maioria dos seus clientes faz trabalho manual e precisa de energia na cama depois de um dia duro de trabalho. (AFP)

Comente agora
28
Mar
Só 30% das mulheres com idade entre 50 e 69 anos fazem exames preventivos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:25h

O número de mamografias, exames de toque e biopsias para detecção do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda está abaixo da meta estabelecida em 2004 pelo Ministério da Saúde. De acordo com uma estimativa divulgada nesta sexta-feira (28/3), em Salvador, pela médica e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, apenas 30% das brasileiras com idade entre 50 e 69 anos têm acesso à mamografia e exames complementares de diagnóstico.  “Há um consenso entre as autoridades de saúde do Brasil e do exterior, que sinaliza para a realização deste exame a cada dois anos – mesmo sem sintomas - e o ideal seria que a cobertura atingisse 70% deste universo de mulheres”, afirma. Gulnar foi uma das participantes do painel “Controvérsias e desafios para o controle do câncer de mama”, apresentado, nesta sexta-feira (28), no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC). O encontro, coordenado pela pesquisadora baiana e integrante do Conselho Nacional de Direitos da Mulher, Estela Aquino, contou ainda com a participação de Isabel dos Santos Silva, da Faculdade de Epidemiologia e Saúde Populacional da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM).

Comente agora
28
Mar
Homens são mais propensos ao câncer de pele do que mulheres
Postado por: Letícia Oliveira / 13:33h

Homens com menos de 20 anos ou mais de 64 anos correm maior risco de desenvolverem câncer de pele porque estão muito mais propensos a ignorar os avisos de proteção quanto à luz solar usando chapéu ou protetor, diz um novo estudo. As informações são do site do jornal britânico The Guardian. Homens que se enquadram nestes dois grupos são os que menos seguem os conselhos sobre minimizar os efeitos danosos dos raios UV, segundo indica uma pesquisa francesa publicada no British Journal of Dermatology. O levantamento considerou as informações sobre 2.215 franceses, e seus hábitos para reduzir este risco. Os dois grupos de homens também são os que menos conhecem os risos da pele queimada. Em contraste, mulheres entre 20 e 64 anos foram as que mais demonstraram conhecimento sobre os danos trazidos pelos raios solares, e também são as que mais se protegem. Já se sabe que as taxas de morte por melanoma maligno são 70% mais altas em homens do que em mulheres. Embora ambos os sexos desenvolva a doença de maneira similar – 6,200 homens e 6,600 mulheres por ano – muito mais homens (1,300)  tendem a morrer do que  mulheres (900). 

Comente agora
28
Mar
Após casos de reação, Governo garante segurança de vacina contra o HPV
Postado por: Anacley Souza / 12:50h

Após registrar pelo menos seis casos de reação à vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou que a imunização é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A vacina introduzida no calendário brasileiro este ano é também utilizada como estratégia de saúde pública em outros 51 países que já aplicaram cerca de 175 milhões de doses desde o ano de 2006, sem registros de eventos que pudessem pôr em dúvida a segurança da vacina”, destacou o órgão, por meio de nota. Dados do governo do estado indicam que, até o momento, mais de 116 mil meninas, com idade entre 11 e 13 anos, receberam a dose. O número representa 45% do total da população prevista no Rio Grande do Sul - 258 mil meninas. “A maioria dos eventos associados à vacina é classificado como leve – reações como dor no local de aplicação, edema e eritema (coloração avermelhada da pele) de intensidade moderada”, informou a secretaria. Cinco casos de reação à dose foram registrados em Porto Alegre. Três meninas, de 13 anos, apresentaram mal-estar, dores musculares, dor de cabeça e náusea foram atendidas por um médico, sem necessidade de hospitalização. Todas receberam a vacina na segunda-feira (24). O sexto caso, foi uma menina de 11 anos que vive em Veranópolis e, após ser vacinada, teve uma crise convulsiva. Ela foi atendida, passa bem e está sob acompanhamento neurológico. As seis meninas que apresentaram reação, de acordo com o governo do estado, foram vacinadas com doses do mesmo lote, composto por um total de 89 mil doses, que teve seu uso suspenso como medida de precaução.(Agência EBC)

Comente agora
28
Mar
Dor atrapalha rotina de três em quatro brasileiros
Postado por: Anacley Souza / 12:16h

A dor atrapalha a rotina diária de três em cada quatro brasileiros, sendo que 80% deles sofrem com dores de cabeça. Apenas 20% dessas pessoas, no entanto, recebem tratamento adequado para a forma crônica desse problema. A maioria (66%) combate o incômodo com analgésicos. Esses são alguns dos dados de um estudo que entrevistou, em janeiro deste ano, 800 pessoas e foi divulgado nesta quinta-feira. "A dor é o sinal de que algo está errado no organismo e pode indicar algum problema de saúde. Mas nem todas as dores acusam doenças ou motivos para tomar remédio", afirma a médica Fabíola Peixoto Minson, coordenadora do Centro Integrado do Tratamento da Dor em São Paulo. Três em cada dez faltas no trabalho no país são causadas pela dor crônica, segundo a pesquisa. Além disso, 60% dos entrevistados disseram já ter deixado de participar de alguma atividade social ou profissional por causa do incômodo. A maioria das pessoas que cancelou um compromisso por esse motivo tem de 18 a 24 anos. Segundo Fabíola Peixoto, esse público sofre principalmente com dores musculares, nas costas ou de cabeça — e grande parte disso se deve ao uso exagerado de tecnologias. "A má posição ou altura dos computadores e notebooks prejudicam a postura ou originam uma pressão em músculos e articulações, principalmente nos ombros, braços, pulsos e dedos, estressando essas regiões", diz. A pesquisa foi encomendada pelo laboratório Mundipharma à empresa Cristina Panella Planejamento e Pesquisa (CPPP). "É preciso ficar atento, pois sentir dor não é normal e afetar a vida social é uma consequência grave para a rotina das pessoas", diz Fabíola.

Comente agora
28
Mar
Médicos trocam crânio de mulher por prótese de plástico impressa em 3D
Postado por: Anacley Souza / 11:10h

Um hospital holandês obteve com sucesso a primeira cirurgia de troca da parte superior do crânio de uma paciente por uma prótese plástica criada em impressão 3D. A mulher de 22 anos sofria de uma doença rara que engrossava o crânio de forma anormal. No caso dela, o crânio tinha 5 centímetros de espessura, quando o normal seria 1,5 centímetro. A cirurgia foi realizada no Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda, e durou 23 horas. Próteses criadas em impressoras 3D já haviam sido usadas para substituir pares do crânio, mas esta é a primeira vez que quase toda a caixa craniana é substituída em um paciente. O procedimento gera resultados melhores porque o uso de peças com essa tecnologia instantânea permite fazer uma reconstrução mais precisa. "Usando a impressão 3D, podemos fazer um para o tamanho exato”, explico o médico Bon Verweij, que comandou a cirurgia, em entrevista ao jornal Dutch News. “Isto não só tem grandes vantagens estéticas, mas a função do cérebro dos pacientes muitas vezes se recupera melhor do que usar." A cirurgia foi realizada há três meses, mas o hospital anunciou o procedimento nesta sexta-feira (26) depois de se certificar que a mulher se recuperou completamente. "Ela já voltou ao trabalho e é impossível perceber que ela foi operada", afirmou.(O Globo)

Um comentário
28
Mar
Stº. Antº. de Jesus: Morre o Pastor Edilson Oliveira da Igreja Batista Nova Canaã
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:01h

O pastor Edilson Oliveira de 44 anos, conhecido como 'Di', da igreja Batista Nova Canaã, situada na Rua São Francisco, no bairro São Benedito, em Santo Antônio de Jesus, não resistiu a uma grave doença. O pastor estava em São Paulo fazendo exames para descobrir o que estava acontecendo. Na tarde desta quinta-feira o pastor chegou em Salvador, mais infelizmente o mesmo não suportou e faleceu. O corpo do pastor Edilson está sendo velado na Igreja Batista Nova Canaã e o sepultamaento tá marcado para está sexta-feira às 16h. O corpo sairá da igreja até o cemitério local. (Informações: Informe Gospel)

Comente agora
28
Mar
Duas vítimas de tentativa de homicídio foram atendidos no plantão do HRSAJ
Postado por: Anacley Souza / 07:35h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Estevão Andrade de Oliveira, residente na Praia de Tairu, Ilha de Itaparica. Segundo informações policiais, o mesmo fora vítima de tentativa de homicídio por arma de fogo naquela região. Atendido primeiramente no Hospital Geral da Ilha, foi transferido para o HRSAJ devido à gravidade de seus ferimentos. A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas, sendo relatado na Delegacia de Homicídio da região onde segue investigação. Estevão está internado em estado grave nesta Unidade de saúde.

- Deram entrada na emergência do HRSAJ, Rodrigo Espinosa e Brenda Santos, residentes no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida. Ambas as vítimas sofreram leves escoriações após envolvimento em um acidente automobilístico. Os mesmos seguem internados em observação.

- Antônio Edson de Jesus, residente na Fazenda São José, Zona Rural da cidade de São Miguel das Matas, deu entrada na emergência do Hospital Regional após ser atingido por disparos de arma de fogo. A tentativa de homicídio foi reportada no Posto Policial da Unidade de Saúde onde segue investigação. A motivação e autoria do crime não foram reveladas. A vítima segue internada e seu quadro de saúde é instável.

 

Comente agora
28
Mar
Morre Fernando Carvalho, ex-gerente da ADAB de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:58h

Faleceu nesta quinta-feira (28), Fernando de Jesus Carvalho Filho, médico Veterinário e servidor público do Estado da Bahia por 38 anos, Carvalho também atuou na presidência da Adab (Agência de Desenvolvimento Agrícola da Bahia). Natural da cidade de Castro Alves vinha lutando há alguns meses contra um câncer intestinal em um Hospital na Capital Baiana. o corpo de Fernando Carvalho está sendo velado na manhã desta sexta-feira (28) na Loja Maçônica de Castro Alves, seu sepultamento está programado para hoje a tarde no Cemitério Municipal do referido Município. Familiares e amigos agradecem a todos aqueles que se fazem presentes a este ato de solidariedade. 

 

2 comentários
27
Mar
Tatá Werneck passa mal durante o trabalho e é hospitalizada
Postado por: Letícia Oliveira / 21:28h

  1. Reprodução, Instagram

Tatá Werneck deu um susto nos seus fãs ao publicar uma foto sua no hospital na tarde desta quinta-feira (27). A atriz, que está a trabalho no Sul do país, sentiu algumas dores e precisou ser hospitalizada, mas já passa bem. Bem humorada, ela brincou com o fato de estar vestida de motoqueira. "Do trabalho direto pro soro. Sim, porque normalmente não costumo usar roupas de motoqueira", escreveu na legenda da imagem. Apesar disso, a atriz tem muito o que comemorar. Em uma boa fase na carreira, Tatá Werneck se tornou uma das artistas mais requisitadas da TV Globo e, segundo o colunista de TV Daniel Castro, três atrações da emissora a desejam no elenco. Além disso, ela tem um projeto com o humorista Fabio Porchat o Multishow. A artista também vai comandar um quadro de humor no programa "Caldeirão do Huck" durante a Copa do Mundo, entre os meses de junho e julho. A atriz se tornou querida do grande público ao interpretar a "piradinha" Valdirene, em "Amor à Vida ". Na trama, a humorista ganhou peso e perdeu 6 Kgs assim que a atração chegou ao final. "Engordei muito durante a novela. A comilança da Valdirene era de verdade. Mas tomei vergonha na cara e rezei três pai nossos", disse.

Comente agora
27
Mar
Anvisa divulga lista de remédios que podem subir até 5,68%; veja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:56h

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, autorizou na quarta-feira (26) o reajuste de até 5,68% nos preços de mais de 9 mil medicamentos. O aumento poderá ser feito a partir de 31 de março e terá como referências os preços dos fabricantes praticados em 31 de março de 2013. As elevações de preços são autorizadas em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos. Veja abaixo os medicamentos de cada classe de reajuste, segundo dados são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Clique aqui para ver a lista de medicamentos com reajuste autorizado de 5,68%.

Clique aqui para conferir a lista de medicamentos com aumento de 3,35%.

Comente agora
27
Mar
Recursos Humanos orienta e promove integração entre funcionários do HRSAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:14h

Começar em um emprego exige adaptações a novos ambientes e responsabilidades. Quando se soma a isso o fato de estar em um hospital onde o cuidado com o paciente, o atendimento deve ser humanizado, os desafios de integração são ainda maiores. Buscando formar indivíduos que tenham habilidades para trabalhar em conjunto, considerando que esta é uma das competências essenciais para a instituição, a Psicóloga organizacional Amanda Monteiro, reuniu colaboradores de diversos setores com o objetivo de demonstrar o papel de cada um na realização de um determinado projeto, valorizando cada ideia e sugestão, porém, não deixando de considerar o todo. “Existem pessoas que tecnicamente são excelentes com potencial de crescimento enorme, porém não sabem trabalhar em equipe, não tem um bom relacionamento interpessoal e isso acaba causando a frustração e desmotivação do indivíduo”, disse Amanda Monteiro.

Um comentário
27
Mar
Levantar peso na academia pode aumentar risco de glaucoma
Postado por: Letícia Oliveira / 15:21h

Milhares de pessoas sem o diagnóstico de glaucoma podem se expor ao risco da cegueira se usarem instrumentos de sopro ou pesos na academia, de acordo com principais especialistas da área da visão. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. A falta de um programa de acompanhamento da doença no Reino Unido significa que mais de 600 mil pessoas que apresentam a condição não conheçam o risco que estão correndo, indica o professor Dan Reinsten, que é cirurgião na London Vision Clinic. Embora o glaucoma tenha ligação genética, muitas pessoas desconhecem a presença da doença e podem estar apostando em hobbies que aumentem a pressão nos olhos. O glaucoma ocorre quando o líquido dos olhos não é drenado adequadamente. A região frontal do olho fica cheia de um líquido fluido, chamado aquoso. Ele constantemente circula pelo olho e volta para a corrente sanguínea fazendo constante pressão, e ajuda a garantir a entrega dos nutrientes. No entanto, em pessoas com glaucoma este líquido não escoa corretamente através de uma pequena área chamada de malha trabecular. Em vez disso, ao longo do tempo, por razões não totalmente compreendidas, essa rede de tubos de drenagem fica entupida. O líquido se acumula, colocando pressão sobre o nervo óptico. Isso causa a morte das fibras nervosas,  levando à perda de visão.

Comente agora
27
Mar
Relatório do TCU aponta falhas no sistema público de saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:24h

Diagnóstico feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que a constante falta ao trabalho dos profissionais de saúde provoca impactos substanciais na prestação de serviços hospitalares. O levantamento também aponta que apenas 6% dos hospitais não têm problemas de superlotação, e que 64% das unidades de saúde sempre estão com o número de pacientes maior do que a lotação. Em 81% dos hospitais, o principal problema é a falta de profissionais. O tribunal fez o levantamento em 116 hospitais públicos de todos os estados brasileiros, que concentram pouco menos de 9% dos leitos da rede pública de saúde, e aponta para um desequilíbrio entre o número de médicos das capitais e das cidades do interior. Enquanto nas primeiras há 4,56 médicos por mil habitantes, nas pequenas cidades a proporção é de pouco mais de um médico por mil habitantes. Outro problema grave, apontado no diagnóstico do TCU, é o atendimento de pacientes com baixa gravidade nas unidades de urgência ou de emergência. Dos gestores entrevistados, 58% disseram que metade dos pacientes com atendimento especial poderiam ter os problemas resolvidos na atenção básica. Também foi levantado pelo tribunal que 73% dos gestores dos hospitais analisados acham que a estrutura do seu local de trabalho é inadequada para o atendimento. Além disso, 23% dos hospitais têm equipamentos de alto custo subutilizados ou sem uso, devido à estrutura do imóvel.

Comente agora
27
Mar
SSA: Médicos da maternidade do Hospital Roberto Santos entram em greve
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:49h

Os médicos da maternidade do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (27). De acordo com o sindicato da categoria, os profissionais pedem o aumento do efetivo e melhores condições de trabalho na unidade de saúde. "Estamos protestando contra a escala desfalcada de médicos e a estrutura da maternidade que é muito precária. Falta equipamentos, falta lugar para atender os pacientes. Há quatro anos existe uma proposta de reforma e até hoje não foi colocada em prática", disse Luiz Américo, diretor de comunicação do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). Segundo Américo, casos de urgência e emergência serão atendidos normalmente durante a paralisação. Cerca de 10 a 15 partos de alto risco e 70 a 100 consultas por dia são realizadas na unidade de saúde, de acordo com informações do sindicato. "Nós recebemos os pacientes mais complicados de todo o Estado. Os partos mais complicados são encaminhados para o Roberto Santos", conta. Na quarta-feira (26), a categoria se reuniu com representantes da maternidade e da secretaria Estadual de Saúde. "Nós tivemos uma reunião eles ficaram de fazer um estudo para resolver a situação. Porém, não consideramos essa resposta satisfatória e decidimos pela greve", afirma João Paulo, diretor do Sindimed.

Comente agora
27
Mar
Governo autoriza aumento de até 5,68% no preço de remédios
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:47h

O governo federal autorizou, por meio de uma publicação no Diário Oficial nesta quinta-feira (27), um aumento de até 5,68% no preço de remédios, que passa a valer a partir do dia 1º de abril. No entanto, isso não quer dizer que todo o aumento será repassado ao consumidor. O reajuste será aplicado de acordo com três categorias de concorrência para os medicamentos. No nível 1, estão medicamentos com participação de genéricos igual ou superior a 20% (ou seja, onde há mais briga por espaço no mercado); estes podem ter um aumento de preços de até 5,68%. Os de nível 2, com participação de genéricos igual ou superior a 15% e abaixo de 20%, poderão aumentar os preços em até 3,35%. Já os de nível 3, que são medicamentos com participação de genéricos abaixo de 15% (portanto, com maior concorrência), podem subir até 1,02%. De acordo com o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), no nível 1 estão 53,3% dos medicamentos tabelados, como anti-hipertensivos, remédios para colesterol, diabetes, antiácidos, analgésicos e antibióticos. 

Comente agora
27
Mar
Obesidade e agrotóxicos são principais preocupações da Anvisa, diz dirigente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:11h

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Barbano, elegeu a obesidade e o uso de agrotóxicos como as principais preocupações da agência hoje. Segundo Barbano, que participou na manhã de hoje do Fórum a Saúde do Brasil, promovido pela Folha de S.Paulo, a obesidade precisa ser combatida a partir da vigilância do comportamento alimentar do brasileiro. "É um problema que vamos ter que enfrentar porque não é um remédio que vai resolvê-lo. É preciso entender a obesidade como doença", disse."Outro problema grave no Brasil é a ampliação da utilização de agrotóxicos", afirmou Barbano. O problema preocupa a agência porque, segundo o diretor-presidente, pode ter vínculo direto com o aumento de casos de câncer no país. "Ainda não existem estudos conclusivos capazes de mostrar que estamos em um caminho seguro, que não haja relação direta entre as ampliações do uso de agrotóxicos e do número de casos de câncer no Brasil", disse. "Estamos financiando pesquisas nesse sentido."(Folhapress)

Comente agora
27
Mar
Salvador: Estudante de 24 anos morre vítima de dengue hemorrágica
Postado por: Anacley Souza / 08:00h

Uma estudante de direito de 24 anos morreu vítima de dengue hemorrágica em Salvador na madrugada de quarta-feira (26). A informação foi confirmada nesta quinta-feira (27) por Juarez Dias, coordenador da Vigilância de Emergência e Saúde Pública do Estado da Bahia. Segundo Dias, a jovem, que era moradora do bairro da Pituba, deu entrada no Hospital do Subúrbio no dia 23 de março e depois foi transferida para o Hospital Couto Maia, também na capital baiana, onde faleceu. O coordenador afirma que este é o primeiro óbito por dengue hemorrágica registrado em Salvador em 2014.(TV Bahia)

Comente agora
27
Mar
Funcionários de hospital em Cruz das Almas param atividades
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:26h

Sem receber salário, cerca de 50 funcionários do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas (a 146 km de Salvador), paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 26. Eles reivindicam o pagamento do salário do mês de fevereiro, que, segundo eles, deveria ter sido pago pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (APMI), que administra o hospital. Segundo o secretário de Saúde do município, André Eloy, a prefeitura, através da secretaria de Saúde, tem um contrato com a APMI, onde o município compra serviços de obstetrícia, clínica médica e clínica pediátrica e, em contrapartida a instituição precisa funcionar corretamente. "Infelizmente isso não vem acontecendo. Só no ano passado a prefeitura pagou para a Santa Casa R$ 616.336,69 referentes a dívidas de 2012 deixadas pelo governo passado. No total 3.936.094.09 foram repassados em 2013 a APMI.

Comente agora
26
Mar
Pesquisa: 40% das mulheres jovens não costumam usar camisinha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:15h

Quase 40% das mulheres entre 14 e 25 anos de idade não usam ou quase nunca usam camisinha em suas relações sexuais. Entre os homens de mesma idade, um em cada três declarou não usar o contraceptivo ou usá-lo pouco. Os números foram divulgados nesta quarta-feira no 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo, que analisou o comportamento de 1.742 pessoas com idade entre 14 e 25 anos. O levantamento apontou que quase um terço das mulheres com idade entre 14 e 20 anos engravidou pelo menos uma vez. O índice de aborto neste grupo etário, seja ele provocado ou natural, alcançou 12%, ou seja, uma em cada dez mulheres entre 14 e 20 anos abortou. Entre os homens menores de 20 anos, cerca de 2% declararam ser pai. "Temos aí um problema de saúde pública que não está sendo discutido", disse Clarice Madruga, uma das coordenadoras do levantamento. Segundo ela, a pesquisa demonstra que a juventude assume muitos comportamentos de risco. "Sabemos que a juventude é um período de maior vulnerabilidade e o cérebro não está completamente formado, então, as pessoas se expõem mais e têm menos controle de impulso", disse ela.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com