As comentadas


Boa tarde , Sexta-feira, 29/05/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

28
Fev
Deputado Paulo Magalhães destina mais de 2 milhões para Hospital Ana Nery
Postado por: Anacley Souza / 14:47h

Em sintonia com o compromisso do governo Rui Costa (PT) em relação ao setor da saúde do estado da Bahia, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD) apresentou na Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização, a Emenda Individual nº 35680005, que tem por objetivo destinar R$ 2.362.300 para estruturação do Centro Integrado de Medicina Regenerativa do Hospital Ana Nery, em Salvador. De acordo com o parlamentar, a iniciativa trará melhorias não só para os pacientes que dependem do serviço, mas também para os colaboradores que fazem o atendimento. “A ampliação dos serviços de saúde na Bahia é um compromisso firmado pelo governador Rui Costa (PT), e eu como deputado federal, apoio qualquer iniciativa que busque aperfeiçoar e minimizar problemas nesta área. Acredito que o recurso possibilitará o uso de tecnologia inovadora e aprimorada no setor de medicina regenerativa do hospital, bem como possibilitará aos pacientes mais conforto e comodidade no atendimento”, salientou Paulo Magalhães. O atual governador do estado da Bahia, Rui Costa, destaca o setor da saúde como uma das prioridades durante seu mandato. Segundo Rui, a construção de hospitais em várias regiões baianas, evitará o deslocamento e espera da população que necessita de atendimento. Em seu discurso de posse, ele salientou ainda, que pretende atingir no estado uma saúde cada vez mais humanizada através do SUS (Sistema único de Saúde), que, para o governador, é uma conquista do povo brasileiro.

Comente agora
28
Fev
Convênio entre Secretaria Estadual de Saúde e prefeitura viabiliza reforma do Hospital Municipal de Sapeaçu
Postado por: Anacley Souza / 07:59h

Um convênio entre a Secretaria da Saúde do Estado e a Prefeitura da cidade de Sapeaçu, município a 155 km de Salvador viabilizará a reforma do Hospital Municipal do município. O investimento total será de cerca de R$ 300 mil reais. Com os recursos serão reformadas as estruturas físicas do centro cirúrgico, da sala de estabilização e das enfermarias. A unidade hospitalar tem 22 leitos e tem uma média de 1500 atendimentos por mês nas áreas de clínica geral, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia. De acordo com o secretário de Saúde de Sapeaçu, Raul Molina a reforma irá melhorar a estrutura de atendimento no hospital, proporcionando um melhor acolhimento para a população.

Comente agora
28
Fev
Dia das Doenças Raras busca alertar população sobre enfermidades
Postado por: Anacley Souza / 07:49h

Criado em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado neste sábado (28). Lembrada em cerca de 70 países, a data oficial é 29 de fevereiro, escolhido por ser um dia "raro", já que só acontece em anos bissextos. De acordo com a geneticista Helena Pimentel, uma doença é considerada rara quando afetam uma parcela baixa da população. No Brasil, por exemplo, são consideradas raras quando, a cada 2 mil pessoas, apenas uma tem a doença. "Cada doença é rara separadamente, mas há um conjunto muito grande delas. Já foram descritas cerca de 5 mil e descobrem novas a cada dia", explicou a geneticista da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Hospital Roberto Santos. Cerca de 80% dessas enfermidades têm origem genética, por conta de alguma alteração no material genético, e podem ser hereditárias. No entanto, existem outras que são adquiridas. "A pessoa portadora precisa de tratamento e orientação para saber o que fazer e como conviver com a doença. Muitas vezes, passa até mesmo sem diagnóstico por falta de orientação", afirmou Helena. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que de 3% a 5% da população global são atingidas por doenças raras. Para detectá-las, o mais importante é observar deficiências físicas e mentais e realizar uma avaliação médica. "O ideal é que quando um médico pega um paciente com má formação, deficiências mentais ou físicas, encaminhe para um geneticista.

Comente agora
27
Fev
A estatina não faz efeito? O problema pode estar em suas artérias
Postado por: Anacley Souza / 20:18h

Toma estatina e, mesmo assim, o nível de colesterol LDL não cai? Você pode ter mais artérias bloqueadas do que aquelas pessoas que respondem ao medicamento. Essa foi a constatação de uma pesquisa publicada nesta quinta-feira no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology. O colesterol LDL é considerado "ruim" porque, em altas taxas, contribui para a formação de placas de gordura na parede das artérias, condição chamada de aterosclerose. Esse estado dificulta a circulação sanguínea e pode levar à formação de coágulos, causando problemas como derrame e infarto. Para alguns pacientes, seguir uma dieta saudável, praticar atividade física, evitar o cigarro e manter um peso normal são medidas suficientes para controlar os níveis de colesterol. Outras pessoas, no entanto, precisam completar o tratamento com uso de estatina. Os pesquisadores revisaram dados de sete estudos clínicos que compararam a saúde das artérias de indivíduos antes e depois do tratamento com estatina. As pesquisas duraram de 18 a 24 meses e incluíram 647 pessoas que foram diagnosticadas com doença arterial coronária e tomavam estatina. Em 20% dos voluntários, o remédio não fez efeito e as taxas de colesterol aumentaram. Essas pessoas tinham mais acúmulo de placas de gordura nas artérias do que aquelas que responderam à terapia com droga. "Para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, é essencial monitorar os níveis de LDL em pacientes que têm alguma doença no coração ou que estejam se tratando com estatina", afirma Stephen Nicholls, professor da Universidade de Adelaide, na Austrália, e principal autor do estudo.

Comente agora
27
Fev
Após acidente, homem tem pedaço do fêmur alojado no saco escrotal
Postado por: Anacley Souza / 19:38h

Em um acidente de motocicleta, a parte do fêmur de um homem de 33 anos penetrou seu saco escrotal. Apesar da aparente gravidade do ferimento, o paciente foi tratado e não teve nenhuma sequela urológica. O caso foi apresentado por médicos da Alemanha no "New England Journal of Medicine", dos EUA. Ao chegar à emergência do hospital, o homem apresentava inchaço no saco escrotal e ferimentos externos na perna esquerda. Uma tomografia computadorizada revelou que a cabeça do fêmur tinha se deslocado e penetrado no escroto do paciente. Depois de uma cirurgia para retirar os fragmentos de osso de dentro do saco escrotal e da instalação de pinos para fixação interna do osso, o homem voltou a andar, com ajuda de uma muleta, depois de 8 semanas. Depois de um ano e dois meses, ele passou a andar sem ajuda.

Comente agora
27
Fev
"Hormônio do amor" previne efeito do álcool, aponta estudo
Postado por: Samile Macêdo / 17:55h

A oxitocina, conhecida também como o "hormônio do amor", previne a intoxicação alcoólica em roedores e poderá abrir portas para futuros tratamentos contra a dependência do álcool em seres humanos, segundo estudo divulgado nesta terça-feira, 24. "Descobrimos que as oxitocinas bloqueiam os efeitos da intoxicação do álcool e previnem a atuação em partes do cérebro que estão ligados ao alcoolismo", explicou à emissora "ABC" Michael Bowen, um dos autores da pesquisa da Universidade de Sydney. No estudo divulgado pela revista científica "Procedimentos da Academia Nacional de Ciências", a equipe liderada por Bowen analisou o papel da substância no bloqueio dos efeitos do álcool no organismo, que é induzido pela liberação da dopamina. Ao observar o comportamento de grupos de roedores sóbrios e embriagados, os cientistas perceberam que os primeiros davam voltas ao redor de suas jaulas, enquanto os outros se sentavam visivelmente sedados com os focinhos apoiados na quina das caixas. O curioso foi que um terceiro grupo de ratos, ao qual foi dado o hormônio antes do consumo de álcool, rodeava a jaula como os roedores sóbrios. Em outros testes para medir a sobriedade, Bowen e seus colaboradores observaram por quanto tempo os roedores aguentavam ficar pendurados verticalmente na grade de arames. 

Comente agora
27
Fev
Beber café pode diminuir risco de esclerose múltipla
Postado por: Samile Macêdo / 17:45h

Pessoas que bebem de quatro a seis xícaras de café por dia podem estar menos propensas a desenvolver esclerose múltipla, segundo pesquisa internacional publicada nesta quinta-feira, 26. "A ingestão de cafeína foi associada à redução dos riscos das doenças de Parkinson e Alzheimer", afirmou a autora do estudo Ellen Mowry, da Universidade Johns Hopkins de Medicina em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos. "Nosso estudo demonstra que a ingestão de café pode também proteger contra a esclerose múltipla, reforçando a ideia de que a substância pode ter efeitos protetores para o cérebro", completou. Um estudo americano e outro sueco -- realizados antes da reunião anual da Academia Americana de Neurologia, em Washington -- compararam, cada um, mais de 1.000 pacientes com esclerose múltipla com um número similar de pessoas saudáveis. Os cientistas rastrearam a quantidade de café que os indivíduos com esclerose múltipla ingeriram um, cinco e dez anos antes de os sintomas começarem a aparecer. Depois de considerar outros fatores como idade, sexo, tabagismo, índice de massa corporal e exposição ao sol, o estudo sueco descobriu que "em comparação com as pessoas que bebiam pelo menos seis xícaras de café por dia um ano antes de os sintomas aparecerem, aqueles que não bebiam café mais de uma vez e meia por dia aumentaram os riscos de desenvolver esclerose múltipla". 

Comente agora
27
Fev
Uma pílula antes e outra depois do sexo podem evitar a Aids, diz estudo
Postado por: Samile Macêdo / 15:00h

O antirretroviral Truvada, tomado antes e depois do sexo sem proteção, reduz o risco de transmissão do vírus HIV entre homens homossexuais em 86%, segundo os resultados de um ensaio clínico divulgado nesta terça-feira (24) nos Estados Unidos. Para o estudo, o Truvada - uma combinação de tenofovir e emtricitabina - foi tomado um dia antes e dois dias depois das relações sexuais com alto risco de contágio do vírus da Aids. O estudo, realizado pela Agência Nacional Francesa Especializada em Aids (ANRS), foi apresentado durante a Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas (CROI), que acontece esta semana em Seattle, nos Estados Unidos. Um estudo internacional anterior já havia concluído que o uso diário contínuo do Truvada por homens saudáveis que fazem sexo com homens era capaz prevenir novas infecções pelo HIV. Os resultados levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dar aval ao uso do medicamento, do laboratório Gilead Sciences, como forma de prevenir a infecção pelo HIV em alguns grupos de risco. A estratégia é conhecida como profilaxia pré-exposição, ou PrEP. A novidade agora foi a descoberta da eficácia dessa nova forma de usar a pílula: antes e depois do sexo. Os resultados ainda não são suficientes para mudar a forma da prescrição do medicamento, mas foram celebrada como um novo caminho para prevenir a Aids. 

Comente agora
27
Fev
Ministério da Saúde anuncia o novo cálculo para reajuste de preço dos medicamentos
Postado por: Samile Macêdo / 13:57h

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram nesta sexta (27.02) mudanças no cálculo feito para reajustar os preços dos medicamentos em todo o país. A definição dos novos critérios serve para melhor adequar o índice à realidade do mercado. A expectativa do ministério é que o percentual médio de reajuste fique abaixo da inflação; que o índice seja menor em relação ao que seria calculado com a regra anterior; e que mais medicamentos tenham o menor reajuste de preço. Além disso, cada um dos três fatores que compõem a fórmula de reajuste terá uma data fixa para ser divulgado. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Jarbas Barbosa, os três fatores passam a ser definidos conforme a concorrência dos grupos de mercado, classificados como não concentrados, moderadamente concentrados e altamente concentrados. "Com isso, buscamos dar maior previsibilidade, racionalidade, transparência e segurança", explicou Jarbas. "O mercado será considerado como um todo, não apenas o varejista [serão incluídas também as vendas hospitalares e as compras públicas]. Você passa a acompanhar melhor as tendências de mercado", completou. Um dos principais impactos da mudança é a redução do rol de medicamentos sujeitos ao maior reajuste de preço. Do total, 21,57% dos medicamentos regulados terão o maior reajuste, enquanto a maioria (51,73%) vai sofrer o menor índice de reajuste. 

Comente agora
27
Fev
Pistache proporciona saciedade e é bom para o coração
Postado por: Samile Macêdo / 12:34h

O pistache é uma oleaginosa muita rica em nutrientes. Possui um perfil de ácidos graxos benéficos para a saúde cardiovascular, assim como proteínas, fibras, potássio, magnésio, vitamina K, y-tocoferol (vitamina E) e inúmeros fitoquímicos. A sua coloração verde e roxa é resultado da presença de luteína e antocianina. Entre as castanhas, o pistache contém maior teor de potássio, y-tocoferol, vitamina K, fitosteróis e carotenóides. Estudos sugerem que o pistache ajude na atividade antioxidante e anti-inflamatória, no controle glicêmico e na função endotelial. Quando consumido com moderação ajuda no controle de peso, por causa do seu efeito na saciedade. Os antioxidantes protegem o corpo dos danos causados pelos radicais livres. Funções naturais do corpo e o exercício físico produzem radicais livres, que atacam células saudáveis tornando-as suscetíveis a danos. Antioxidantes como a vitamina E e carotenoides (betacaroteno e luteína) ajudam a proteger as células. Quando pistaches são consumidos, os níveis desses antioxidantes sobem no sangue. Eles ajudam a prevenir a oxidação de colesterol LDL, a inflamação e a sua deposição nos vasos causando doenças cardiovasculares, por exemplo. A adição de pistache em refeições de alto índice glicêmico poderia diminuir a resposta glicêmica pós-refeição. Pesquisas mostram que o perfil de nutrientes do pistache, incluindo proteínas, gorduras saudáveis e fibras, possa ajudar nesse controle glicêmico. Essa composição de nutrientes também teria efeito na saciedade, pois com os nutrientes sendo absorvidos de forma mais lenta, o tempo de saciedade seria maior. 

Comente agora
27
Fev
Anvisa suspende publicidade e venda de 25 produtos estéticos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:30h
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (27) no Diário Oficial da União suspende, em todo o território nacional, a divulgação e a comercialização de 25 produtos que apresentam alegação de efeitos terapêuticos, embelezamento ou correção estética, fabricados pela empresa Saúde em Equilíbrio Ltda. De acordo com o texto, foi comprovada a divulgação e a comercialização dos produtos, que não têm cadastro na Anvisa, por meio do site www.colter.com.br. Ainda segundo a agência, o fabricante também não tem autorização de funcionamento. A resolução entra em vigor hoje. (Agência Brasil)
Comente agora
27
Fev
Cientistas desvendam mecanismo de infecção do Ebola
Postado por: Letícia Oliveira / 11:25h

Um grupo de cientistas desvendou o mecanismo usado pelo vírus do Ebola para infectar uma célula e descobriu que a tetrandrina - uma molécula de origem vegetal -, é capaz de frustrar a “estratégia” do vírus, impedindo a infecção pelo Ebola em testes feitos com camundongos. Os autores do estudo, publicado na revista Science, acreditam que a descoberta pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma droga contra o Ebola. A equipe, liderada por Robert Davey, do Instituto de Pesquisa Biomédica do Texas (Estados Unidos), descobriu que, para invadir uma célula, o vírus do Ebola depende de canais de cálcio - estruturas semelhantes a “túneis” em membranas das células, que permitem que elas transmitam cargas elétricas entre si, controlando vários processos celulares. Ao ser engolidas pelas células, partículas do vírus ficam armazenadas em “depósitos” chamados endossomos. Para completar a infecção, essas partículas virais precisam passar pela membrana do endossomo, espalhando-se por vários compartimentos da célula. De acordo com os cientistas, para entrar no endossomo, o vírus usa canais de cálcio de duplo poro que existem em sua membrana. Em estudos anteriores, eles já haviam descoberto que os canais de cálcio eram importantes para a infecção. “Mas nós não fomos capazes de identificar os mecanismos envolvidos nesse processo. Com a nova pesquisa, nós descobrimos canais de cálcio de duplo poro que estão envolvidos na infecção do vírus Ebola. Esses canais precisam ser 'ligados' para que o vírus funcione direito”, disse Davey.

Comente agora
27
Fev
Mesmo com surto de sarampo em diferentes países, Bahia está há dois anos sem registros da doença
Postado por: Letícia Oliveira / 08:15h

Diferentes regiões do mundo passam atualmente por surtos de sarampo. Há confirmação de mais de 120 casos nos EUA, uma morte na Alemanha e alguns casos no Brasil. O Ceará, que enfrenta um surto da doença desde dezembro de 2013, já registrou 35 casos apenas neste ano. Ainda assim, de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o estado não registra nenhum caso de sarampo há dois anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, os casos atuais no Brasil fazem parte de um surto maior que teve início em 2013, quando a Bahia investigou 306 casos, sem nenhuma confirmação. Em 2015, já foram investigados nove casos, também descartados. Segundo informações da Sesab, uma campanha de vacinação foi realizada em 2014 por conta das ocorrências da enfermidade no Brasil. Foram imunizadas crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos com a Tríplice Viral, vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, que está disponível nos postos municipais de saúde. (BN)

Comente agora
26
Fev
Dr. Luciano Ramos, Mastologista do IMDI dá dicas de quem procurar se tiver sinais e sintomas suspeitos na mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:24h

Diversas situações podem fazer com que uma paciente se pergunte quem é o profissional que ela deve procurar. Seguem algumas recomendações:
Paciente que sente alguma alteração nova na mama

  • Deve procurar o ginecologista que a conheça, ou um mastologista.
  • Deve sempre levar consigo, para a consulta, as últimas mamografias.
  • Esta consulta deve ocorrer dentro de, no máximo, uma a duas semanas, e de maneira alguma a paciente deve esperar pela próxima consulta de rotina.

Mulher com parentes de primeiro grau com câncer de mama ou ovário antes dos 50 anos de idade, ou com história de homem com câncer de mama na família.

  • Esta mulher deve conversar com seu ginecologista a respeito desta história familiar e/ou procurar um oncogeneticista.
  • Na dependência de alguns fatores de história familiar, uma mulher pode ter uma recomendação para o rastreamento diferente à da população geral.

Mulher que acaba de ser diagnosticada com câncer de mama

  • Esta mulher deve procurar um mastologista, um cirurgião oncológico ou um oncologista clínico.
  • Um destes profissionais estabelecerá a sequência adequada de tratamento, na dependência de características da paciente e da doença. Leia mais em www.imdimed.com.br
Comente agora
26
Fev
Ministro da Saúde diz que Programa Mais Médicos "veio para ficar"
Postado por: Anacley Souza / 22:06h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, descartou nesta quinta-feira, 25, o caráter temporário do Mais Médicos. Ele afirmou que mesmo depois de ampliadas as vagas de cursos de Medicina e de residência no País, o programa deverá continuar. "Ele veio para ficar", disse. O programa, completou, é uma garantia de oferta de profissionais para cidades mais afastadas, consideradas pouco atrativas. "Não adianta apenas a residência. É preciso um indutor para que o médico fique em locais mais afastados durante um período. Caso contrário, o residente continuará optando pelos grandes centros", defendeu. Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que 750 profissionais se candidataram para a segunda chamada do Mais Médicos. Eles têm até dia 2 para se apresentar aos postos de trabalho. Caso todos iniciem o trabalho, 98% das vagas da expansão do programa terão sido preenchidas. "Restarão para a terceira chamada 85 postos de trabalho, distribuídos em 47 municípios. É um número a se comemorar", afirmou. Chioro disse que, diante dos números, dificilmente será necessária a realização de um convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde para recrutamento de profissionais em Cuba. "Há ainda a terceira chamada, depois as vagas serão abertas para profissionais brasileiros formados no exterior e para estrangeiros."

Comente agora
26
Fev
Dorminhocos podem ter mais risco de sofrer um AVC, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 18:07h

Um estudo apontou que pessoas que dormem mais de oito horas por noite têm 46% mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do que pessoas que dormem entre seis e oito horas. A pesquisa foi publicada na quarta-feira, na edição online do periódico Neurology, da Academia Americana de Neurologia. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores acompanharam os hábitos de sono de 9 692 pessoas, por nove anos. No início do estudo, nenhuma delas tinha sofrido um AVC e, no decorrer da pesquisa, 346 pessoas tiveram um derrame. Além disso, aqueles que mudaram seus hábitos de sono no decorrer da pesquisa, passando de menos de seis horas dormidas por noite para mais de oito horas, mostraram quatro vezes mais propensão de sofrer um derrame, em comparação com quem manteve o mesmo padrão ao longo do estudo. Para uma das autoras do estudo, Yue Leng, pesquisadora da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, mais pesquisas são necessárias para entender a associação entre horas dormidas e AVC. "Ainda não sabemos se a longa quantidade de sono é causa, consequência ou marcador precoce de problemas de saúde", disse. (Revista Tua Saúde)

Comente agora
26
Fev
Rio de Janeiro registra 14 casos de malária depois de 40 anos livre da doença
Postado por: Letícia Oliveira / 09:54h

Considerado oficialmente livre há quatro décadas da malária, o Rio de Janeiro registrou 14 casos da doença neste verão. De acordo com o genetiticista da UFRJ Mariano Zalis, que participa do grupo que estuda malária na Mata Atlântica, o padrão molecular do parasita autóctone parece ser novo. À exceção de um caso, todos os outros são moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro que passaram o início do verão em casas dentro de matas da Serra, em florestas nas cercanias de Petrópolis, Friburgo, Lumiar, Sana e Guapimirim, segundo o jornal O Globo. Com o calor e a seca recorde registrados, o mosquito transmissor do plasmódio encontrou um ambiente propício para reprodução. Normalmente o efeito que a chuva tem de varrer as regiões impede uma maior proliferação. No entanto, não há motivo para pânico, principalmente porque o tipo de malária detectado não é letal. Mesmo assim, o cuidado é necessário, com o uso de repelentes ao entrar em ambientes naturais.

Comente agora
26
Fev
Desconhecido no Brasil, gás para aliviar dor do parto ganha força nos EUA
Postado por: Letícia Oliveira / 08:58h

Bastante comum entre mulheres prestes a dar à luz em países como Suécia, Inglaterra e Canadá. Cada vez mais popular nos Estados Unidos. Praticamente desconhecido no Brasil. Esse é o óxido nitroso, mais conhecido como gás hilariante ou gás do riso, que tem como um de seus usos aliviar as dores do parto. Profissionais da saúde e mães entusiastas relatam os benefícios no uso do gás, como ser uma opção a mais para as mulheres em trabalho de parto, além de ser menos invasivo e com menos riscos que uma anestesia como a peridural. Em países europeus e no Canadá, o uso do óxido nitroso é tão tradicional que na maioria das maternidades ele já está instalado no quarto. No caso de partos domiciliares, cilindros do gás são levados por parteiras (midwives) para as casas das grávidas. Já nos Estados Unidos, após ficar anos "fora de moda" por questões culturais e financeiras, o óxido nitroso agora está voltando a ganhar força - e adeptas. Até 2012, há registros de que menos de dez maternidades no país usavam o gás, segundo o órgão do governo americano Agency for Healthcare Research and Quality. A demanda pelo método foi crescendo e, no ano seguinte, uma empresa relançou o óxido. Desde então, mais de 30 hospitais e casas de parto adotaram o sistema. No ano passado, a FDA (agência que regula remédios e alimentos) aprovou a licença de outro fabricante do produto, ampliando ainda mais o mercado.

Comente agora
26
Fev
Chioro diz que financiamento da saúde deve ser discutido
Postado por: Letícia Oliveira / 08:00h

Na primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) no ano, ontem (25), em Brasília, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o financiamento da saúde deve ser amplamente debatido. “A sociedade brasileira precisa discutir qual o padrão de integralidade. Queremos um sistema integral, tudo pra todos? Tem um custo, não cabe hipocrisia. Vamos taxar as grandes fortunas, como parte do movimento do Conselho Nacional [de Saúde] coloca? Renúncia fiscal?“, questionou. O movimento ao qual Chioro se referiu é o Saúde+10, orquestrado por entidades da área e pelo Conselho Nacional de Saúde, que elaborou um projeto de lei de iniciativa popular, destinando 10% da receita corrente bruta do país ao Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro criticou o projeto, dizendo que ele não aponta de onde sairia a verba para a sua implementação.

Comente agora
25
Fev
'Aliviada', diz francesa que saiu do Brasil para fazer aborto legalmente
Postado por: Anacley Souza / 22:23h

A francesa D. L., de 26 anos, morou por pouco mais de um ano em São Paulo, trabalhando em uma multinacional com um contrato que iria até o fim de março. Após voltar das férias na França, descobriu que estava grávida de um relacionamento casual e decidiu abortar em seu país. No dia 29 de janeiro, quando estava grávida de seis semanas, a jovem contou sua história  com a condição de não ser identificada e de que a reportagem só fosse publicada após sua saída do Brasil, em meados de fevereiro. Já na França, ela disse que a interrupção da gravidez foi feita e que está bem de saúde. A questão da ilegalidade do aborto no Brasil é a raiz de uma nova polêmica nos últimos dias devido à notícia de que uma jovem de 19 anos foi denunciada à polícia pelo médico de um hospital em São Bernardo Campo (SP) após ser atendida em decorrência de ter feito um aborto, como noticiou o jornal "Folha de S. Paulo". Ela pagou fiança de R$ 1 mil e responderá em liberdade, segundo reportagem de "O Globo". Se condenada, poderá pegar 3 três anos de prisão. O Conselho Regional de Medicina de São Paulo abriu sindicância para apurar o caso, já que o Código de Ética Médica diz que é vedado ao profissional “revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente”. A francesa D.L. chegou a considerar se submeter ao procedimento ilegalmente no Brasil, mas preferiu voltar para o seu país dois meses antes do previsto para passar pela cirurgia no sistema público de saúde local. Na França, o aborto é legal desde 1975 e permitido até as 12 semanas (três meses) de gestação.

Um comentário
25
Fev
Ministério da Saúde busca jovens para fiscalizar ações de controle do HIV
Postado por: Anacley Souza / 20:26h

O Ministério da Saúde está selecionando 50 jovens com idade entre 18 e 26 anos para acompanhar e fiscalizar as políticas públicas de saúde voltadas para o combate ao HIV e à aids. De acordo com a pasta, serão priorizados jovens de populações consideradas chave, como pessoas que vivem com HIV, gays, travestis, transexuais, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. A ideia é formar uma turma para participar do Curso de Formação de Novas Lideranças das Populações-Chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/aids, que será realizado em Brasília de 7 a 11 de maio deste ano. As informações completas podem ser acessadas no edital publicado pelo ministério. Pessoas interessadas em participar da iniciativa podem fazer a inscrição no curso por meio de formulário eletrônico até o dia 8 de março. O curso terá carga-horária de 36 horas e será realizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). "A razão para a escolha das populações-chave para a capacitação deve-se ao fato de que esses segmentos da população possuem comportamentos específicos que os colocam em maior risco de infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis", detalhou o ministério.

Comente agora
25
Fev
Evento internacional na Bahia discutirá novos métodos para tratamento de doenças cardíacas
Postado por: Anacley Souza / 18:27h

Um evento internacional que começará na próxima sexta-feira (27) e será realizado no Hospital da Bahia (HBA) discutirá novos métodos para o tratamento do infarto. A conferência “Mitos e Verdades no Tratamento das Síndromes Coronarianas Agudas”, promovida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da instituição, apresentará as mais recentes técnicas que podem ser utilizadas no tratamento de doenças cardíacas. O evento contará com a participação do especialista e pesquisador J. Wouter Jukema, da Universidade de Amsterdam. Segundo a cardiologista e presidente do IEP-HBA, a conferência é importante em um país onde “as síndromes coronarianas agudas e, dentre elas, o infarto agudo do miocárdio estão entre as causas mais prevalentes de morte por doenças do coração no Brasil, com cerca de 300.000 mortes por ano”. A conferência acontecerá das 12h30 às 13h40, no Auditório Jorge Torreão.

Comente agora
25
Fev
Estratégia para controlar o diabetes: café reforçado e jantar leve
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

Tomar um café da manhã reforçado e apostar num jantar leve pode ser uma estratégia simples para ajudar a controlar as taxas de açúcar no sangue. A revelação é de um pequeno estudo publicado na terça-feira no periódico Diabetologia, da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes. Na pesquisa, cientistas dividiram dezoito pessoas com diabetes tipo 2, e idades entre 30 e 70 anos, em dois grupos. O grupo denominado B ingeriu 700 calorias no café da manhã e 200 no jantar. Já o grupo D fez o inverso: consumiu 200 calorias no desjejum e 700 no jantar. Todos os voluntários comeram a mesma quantidade de calorias no almoço, 600. Os participantes seguiram as dietas por sete dias. Depois de duas semanas de intervalo, os testes foram repetidos, agora com os voluntários em grupos trocados. (Revista Nossa Saúde)

Comente agora
25
Fev
Postura correta durante a corrida previne lesões
Postado por: Samile Macêdo / 15:31h

Caminhadas e corridas são as primeiras atividades que vem à cabeça daqueles que querem iniciar uma atividade física regular, o que a torna a mais praticada no mundo. Essa escolha tem uma explicação bastante simples: é uma atividade natural para um objeto que foi criado para ser instável - o corpo humano, o que torna o ato motor fácil de ser executado. Bem, então para aqueles que passam dos 30 anos e devem sair do sedentarismo, ou mesmo para aqueles de espírito competitivo que querem participar das provas disseminadas pelos fins de semana das grandes metrópoles, é só comprar um bom par de tênis que o uniforme já está garantido pela organizadora do evento. Certo? Mais ou menos! Claro que a avaliação médica já foi providenciada e a liberação conseguida, aumentando a segurança do seu coração para uma atividade que exige mais esforço. Garantir o suprimento aeróbio de energia não é o que basta para uma prática regular de corrida. Observar a postura e a distribuição da massa muscular é fundamental, principalmente naqueles que ficaram anos sem se exercitar. A chamada "sarcopenia funcional" (hipotrofia muscular por falta de estímulo, de movimento) é a principal causa de dor advinda da falta de resistência muscular localizada. São os chamados "falsos magros", que tem índice de massa corporal normal com predomínio de tecido adiposo no seu cálculo. Manter uma "passada" coordenada exige um programa de desenvolvimento muscular complementar do corpo como um todo. Não é um movimento isolado das pernas.

Comente agora
25
Fev
Ministério da Saúde recruta jovens para fiscalização de ações do SUS relacionadas a HIV e Aids
Postado por: Letícia Oliveira / 11:57h

Com o objetivo de avaliar o atendimento dado em unidades do Sintema Único de Saúde (SUS) a pacientes com HIV e Aids, o Ministério da Saúde iniciou um recrutamento de 50 jovens, entre 18 e 26 anos. Para participar, é necessário ser ativista, militante e estar entre o principal público-alvo das campanhas: pessoas com HIV e Aids, gays, homens que fazem sexo com homens, travestis, transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas e pessoas que atuam em políticas de redução de danos. "Acreditamos que temos que buscar novas formas de dialogar com o público jovem e esse curso faz parte dessa visão, assim como a recente Campanha de Prevenção às DST e Aids do Carnaval 2015 que investiu em aplicativos de relacionamento. É exatamente entre o público jovem, em especial na população gay, que os índices de infecção vem crescendo e precisamos encontrar maneiras de definir, acompanhar e fiscalizar a execução das políticas de saúde pelos próprios integrantes das populações-chaves", avaliou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita.

Comente agora
25
Fev
Vírus pode matar bebês prematuros
Postado por: Letícia Oliveira / 09:36h

Agora, no primeiro semestre do ano, começa a circular na região nordeste o Vírus Sincicial Respiratório, mais conhecido como VSR. O vírus é tão grave que pode atingir bebês prematuros com problemas respiratórios de forma drástica, podendo até levar a óbito ou deixar  sérias seqüelas. “Para os bebês prematuros, a infecção pelo VSR é um problema sério e de saúde pública”, afirma Dr. Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.  “De todos os bebês infectados pelo vírus, 30% terão problemas por longo prazo, como crises de chiado repetidas e asma. Os problemas causados pelo vírus sincicial respiratório podem ser prevenidos e é importante que os médicos orientem as famílias sobre isso”.  

O VSR
Vírus Sincicial Respiratório é de caráter sazonal e sua circulação pode variar de região para região no país. Dados oficiais do sistema de vigilância epidemiológica para influenza demonstram picos de circulação do VSR entre os meses de janeiro a junho, com maior circulação desse vírus nos meses de abril a maio nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Na região Nordeste, a circulação do vírus é antecipada em relação ao sul e sudeste e, em alguns estados nordestinos, a imunização já é possível a partir de fevereiro. Na região norte, o VSR circula especialmente no primeiro semestre, no período de chuva intensa na região, com pico de ocorrência no mês de abril.

Comente agora
25
Fev
Dormir pouco por noites seguidas leva a condições similares a de pré-diabéticos, diz pesquisa
Postado por: Letícia Oliveira / 08:22h

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que dormir mal à noite pode afetar a capacidade que o organismo tem de regular o açúcar presente no sangue. De acordo com o Daily Mail, essa é a primeira vez que o impacto da restrição de sono sobre o nível de ácidos graxos no sangue é analisado. Foram realizados testes em 19 homens saudáveis de 18 a 30 anos, com amostras de sangue colhidas em intervalos de 15 a 30 minutos após dormirem durante 8,5 horas em três noites e depois de apenas 4 horas de sono em outras três noites. Conclusões mostraram que dormir pouco durante três noites levou homens saudáveis a condições semelhantes a de pré-diabéticos por várias horas. Esse efeito é causado por conta de mudanças na liberação do hormônio de crescimento e nos níveis de noradrenalina, o que leva ao aumento de ácidos graxos.

Comente agora
24
Fev
Uma pílula antes e outra depois do sexo podem evitar a Aids, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:08h

O antirretroviral Truvada, tomado antes e depois do sexo sem proteção, reduz o risco de transmissão do vírus HIV entre homens homossexuais em 86%, segundo os resultados de um ensaio clínico divulgado nesta terça-feira (24) nos Estados Unidos. Para o estudo, o Truvada - uma combinação de tenofovir e emtricitabina - foi tomado um dia antes e dois dias depois das relações sexuais com alto risco de contágio do vírus da Aids. O estudo, realizado pela Agência Nacional Francesa Especializada em Aids (ANRS), foi apresentado durante a Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas (CROI), que acontece esta semana em Seattle, nos Estados Unidos. Um estudo internacional anterior já havia concluído que o uso diário contínuo do Truvada por homens saudáveis que fazem sexo com homens era capaz prevenir novas infecções pelo HIV. Os resultados levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dar aval ao uso do medicamento, do laboratório Gilead Sciences, como forma de prevenir a infecção pelo HIV em alguns grupos de risco. A estratégia é conhecida como profilaxia pré-exposição, ou PrEP. A novidade agora foi a descoberta da eficácia dessa nova forma de usar a pílula: antes e depois do sexo. Os resultados ainda não são suficientes para mudar a forma da prescrição do medicamento, mas foram celebrada como um novo caminho para prevenir a Aids. O estudo "dá a primeira evidência de que um regime dirigido é efetivo entre homossexuais de alto risco com relações sexuais frequentes", afirmou Jonathan Mermin, diretor do centro de controle e prevenção do HIV nos Estados Unidos. Denominado Ipergay, este estudo que mesclava o uso de placebo com doses controladas do medicamento, começou em fevereiro de 2012 e parou em outubro 2014, quando uma revisão independente determinou que teria uma alta efetividade. Um total de 400 voluntários participaram do estudo.

Comente agora
24
Fev
Desconhecido no Brasil, gás para aliviar dor do parto ganha força nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 22:36h

Bastante comum entre mulheres prestes a dar à luz em países como Suécia, Inglaterra e Canadá. Cada vez mais popular nos Estados Unidos. Praticamente desconhecido no Brasil. Esse é o óxido nitroso, mais conhecido como gás hilariante ou gás do riso, que tem como um de seus usos aliviar as dores do parto. Profissionais da saúde e mães entusiastas relatam os benefícios no uso do gás, como ser uma opção a mais para as mulheres em trabalho de parto, além de ser menos invasivo e com menos riscos que uma anestesia como a peridural. Em países europeus e no Canadá, o uso do óxido nitroso é tão tradicional que na maioria das maternidades ele já está instalado no quarto. No caso de partos domiciliares, cilindros do gás são levados por parteiras (midwives) para as casas das grávidas. Já nos Estados Unidos, após ficar anos "fora de moda" por questões culturais e financeiras, o óxido nitroso agora está voltando a ganhar força - e adeptas. Até 2012, há registros de que menos de dez maternidades no país usavam o gás, segundo o órgão do governo americano Agency for Healthcare Research and Quality. A demanda pelo método foi crescendo e, no ano seguinte, uma empresa relançou o óxido. Desde então, mais de 30 hospitais e casas de parto adotaram o sistema. No ano passado, a FDA (agência que regula remédios e alimentos) aprovou a licença de outro fabricante do produto, ampliando ainda mais o mercado. Um dos que passou a oferecer o gás foi o hospital MedStar, em Washington. Segundo a obstetra Melissa Howard Fries, que dirige a maternidade do local, ele começou a ser usado há pouco mais de um ano e tem recebido ótima aprovação. "O uso do gás é cada vez mais frequente. É menos invasivo, pode ser controlado pela mulher, já que ela é quem determina quando e quanto inalar", diz Melissa à BBC Brasil. "De todas as grávidas que usam o gás, cerca de 30% optam em seguida pela peridural." O número é menor do que a média nacional das americanas que optam por essa anestesia, que, segundo a Sociedade de Anestesistas dos EUA, é de 60%. No Brasil, o uso do gás hilariante para aliviar as contrações do parto ainda é praticamente desconhecido, mas está começando a ser testado em um hospital carioca e em outro em Belo Horizonte (Minas Gerais).

Comente agora
24
Fev
Risco de contaminação em clínica que tinha cápsula de césio 137 é descartado
Postado por: Anacley Souza / 20:52h

O risco de contaminação após uma cápsula de césio 137 ter sido armazenada de forma irregular em uma clínica na Avenida Sete, em Salvador, foi descartado – de acordo com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O produto é radioativo e usados em equipamentos de radiografia. Segundo o G1, o estabelecimento, especializado em medicina do trabalho, foi interditado há um dia pela terceira vez por falta de alvará e licença para funcionamento. O proprietário da clínica e um homem, que atendia como clínico geral, foram presos por estelionato e exercício ilegal da medicina, respectivamente. O médico Oswaldo Alves Bastos, subcoordenador de Equipes Especiais do Samu, informou que o material estava lacrado e que não havia sinais de radiação no ambiente, não oferecendo, portanto, risco a pacientes e profissionais. A cápsula do produto foi achada em uma sala usada para a realização de exames de radiodiagnóstico.

Comente agora
24
Fev
Maternidade de Cruz das Almas envia nota de esclarecimento sobre mortes de bebês
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:47h

Como forma de esclarecimento a respeito da matéria divulgada em alguns veículos de comunicação, a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, vem se manifestar no sentido de informar a população a real situação ocorrida, no Hospital MunicipalVale ressaltar que a maternidade atende pacientes de várias cidades no recôncavo, somente no período de carnaval dos 40 partos realizados, entre normais e cesáreos, 25 foram de mulheres de outras cidades. Quanto aos óbitos apenas um se refere à paciente do município. De acordo com relatórios dos plantonistas responsáveis, em momento algum houve falta de medicações e insumos necessários ao funcionamento da unidade. Em dois casos, ocorridos um no dia 14 (sábado) e o outro no dia 15 (domingo), as gestantes deram entrada na unidade, em evolução de parto onde os fetos já estavam mortos, diagnosticados a partir do exame físico e da verificação da ausência do Batimento Cardíaco Fetal (BCF) pelo sonar, que são realizados no acolhimento e triagem de risco que ocorre na entrada das pacientes. O terceiro caso, ocorrido no dia 17 (terça-feira), aconteceu da seguinte forma: houve uma transferência para o Hospital da Mulher em Feira de Santana de uma paciente primigesta (primeira gestação) com 34 semanas (trabalho de parto pré-maturo), visto que o Hospital Municipal (IPER) não dispõe de UTI neonatal. Mas a paciente não obteve êxito na regulação e, portanto não foi atendida no Hospital da Mulher. A mesma voltou para o Hospital Municipal e pariu, porém o feto não resistiu e veio a óbito logo em seguida.

Comente agora
24
Fev
Bebê nasce sem romper o saco amniótico em caso raro nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 19:34h

Um bebê nasceu sem romper o saco amniótico, popularmente conhecido como a “bolsa amniótica”, em um caso considerado pelos médicos como raro, no hospital Cedars-Sinai Medical Center, na Califórnia, nos Estados Unidos. O parto por cesariana aconteceu no início deste mês, quando o pequeno Silas Phillips tinha apenas 26 semanas de vida - ou seja quase três meses antes do esperado -, mas só foi anunciado pelos médicos da unidade nesta terça-feira. As informações são do site WHNT News. O bebê nasceu dentro da “bolsa”, onde dividia o espaço com a placenta e o cordão umbilical. Ou seja, embora estivesse fora do corpo da mãe, até ser retirado do saco amniótico, ele ainda estava respirando a partir da placenta. “Pode parecer cliché, mas foi aquele momento em que ficamos sem fôlego. Foi um momento de admiração”, disse William Binder, pediatra que ajudou a trazer Silas ao mundo e fez, a partir de seu celular, fotos do pequeno ainda dentro da bolsa amniótica. “Durante 10 segundos, nós tivemos que fazer isso (tirar as fotos), antes de tirá-lo da bolsa e ajudá-lo a respirar”, contou. Foi somente horas após o parto que a mãe Chelsea Phillips soube do acontecido e viu as imagens feitas pelo médico. “Foi muito legal ver (as fotos). Ele estava meio que numa posição fetal, mas podíamos ver seus braços e pernas. Quando eu soube do que aconteceu, eu soube que meu bebê era especial”. O pequeno Silas passa bem e, segundo os médicos, ele poderá ir pra casa no próximo mês. (Extra)

Comente agora
24
Fev
Dois em cada três fumantes morrerão por causa do cigarro, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 18:23h

A cada três fumantes, dois morrerão por causa do cigarro. A estimativa foi feita por um estudo australiano publicado nesta terça-feira no periódico BMC Medicine. A pesquisa contou com a participação de mais de 200 000 indivíduos maiores de 45 anos, acompanhados por quatro anos. Ao todo, 7,7% dos participantes eram fumantes e 34,1% já tinham fumado na vida. No período em que o estudo foi realizado, 5 593 pessoas morreram. Os pesquisadores, então, analisaram as causas dos óbitos e sua ligação com o tabagismo. No caso dos fumantes, dois terços das mortes estavam relacionadas ao tabaco e foram causadas por problemas como doenças respiratórias, doenças cardiovasculares e derrame. “Nós descobrimos que os tabagistas têm cerca de três vezes mais risco de morrer prematuramente, comparados com quem nunca fumou. Além disso, os fumantes morrerão, por estimativa, dez anos antes que os não fumantes”, diz Emily Banks, pesquisadora na Universidade Nacional Australiana e coautora do estudo. De acordo com Emily, as descobertas são importantes para lembrar que a luta contra o tabaco não está vencida e que os esforços para controlar o tabagismo precisam continuar.

Comente agora
24
Fev
Samu descarta risco de contaminação radioativa em clínica interditada
Postado por: Samile Macêdo / 15:38h

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) descartou, nesta terça-feira (24), o risco de contaminação por césio 137 em uma clínica interditada durante operação em conjunto da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), Vigilância Sanitária e Delegacia do Consumidor (Decon). A clínica teve as atividades suspensas pela terceira vez na segunda-feira (23), quando a cápsula do produto radioativo foi encontrada em uma sala usada para a realização de exames de radiodiagnóstico. “O material não oferece risco aos pacientes nem aos profissionais. A cápsula estava lacrada e não havia sinais de radiação no ambiente”, explica o médico Oswaldo Alves Bastos, subcoordenador de Equipes Especiais do Samu, que participou esta manhã da operação de detecção comandada pelo órgão no Edifício Fundação Polítécnica, na avenida Sete de Setembro. Interdição – A clínica médica Clicenter foi interditada pela primeira vez no dia 9 de fevereiro, após operação conjunta da Vigilância Sanitária e da Sucom verificar que o local não dispunha das condições sanitárias necessárias para o exercício da medicina.

Comente agora
24
Fev
Descuidos da adolescência podem impactar a fertilidade feminina
Postado por: Samile Macêdo / 15:07h

Apesar de toda informação disponível, hoje em dia, sobre sexo seguro e sexualidade, os descuidos das adolescentes ainda são muito comuns e podem interferir futuramente no planejamento familiar. Na opinião de Assumpto Iaconelli Junior, especialista em Medicina Reprodutiva e diretor do Fertility Medical Group, os jovens se interessam muito pouco sobre prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). “Uma das doenças que mais acarretam alteração tubária e infecção pélvica é a clamídia. Como um discreto corrimento é o único sinal de três em cada quatro casos, muitas jovens sequer se dão ao trabalho de procurar um médico. Apesar de comum, esse comportamento é altamente prejudicial para a saúde da mulher, já que pode impactar a fertilidade feminina. A obstrução das tubas uterinas é exemplo disso”. Iaconelli afirma que 35% dos casos de infertilidade feminina estão relacionados a problemas tubários. “As infecções pélvicas estão entre as principais causas de obstrução das trompas, ao lado da endometriose e das aderências pós-cirúrgicas. Trata-se de uma condição que pode ser diagnosticada através de um exame chamado histerossalpingografia. Realizado há mais de cem anos, esse raio-X contrastante ainda é a melhor opção para avaliarmos com detalhes as trompas, o canal endocervical e a cavidade uterina. Lamentavelmente, percebemos que muitos problemas poderiam ter sido evitados se uma conduta sexual mais cuidadosa tivesse sido adotada ainda no início da vida sexual”.  

Comente agora
24
Fev
Maconha mata menos que álcool e tabaco, aponta estudo
Postado por: Samile Macêdo / 12:26h

Um estudo científico publicado pela revista Scientific Reports apontou que a maconha, dentre sete drogas recreativas dos seres humanos, é a menos fatal. O álcool foi considerado a mais mortal, seguido por heroína, cocaína, tabaco, ecstasy, metanfetaminas e, por último, maconha. De acordo com a pesquisa, o álcool é 114 vezes mais mortal que a maconha. Para chegar a essa conclusão, eles compararam a dose usualmente consumida de cada droga com a dose considerada fatal. A maconha foi a única das sete drogas classificada como tendo "baixo risco de mortalidade". O estudo se concentrou apenas no risco de overdose. (Metro1)

Comente agora
24
Fev
Polícia investiga grupo que transmite HIV de propósito; entidades são contra criminalização
Postado por: Letícia Oliveira / 11:07h

A Polícia Civil vai abrir inquérito e fará investigações online de grupos de homossexuais que transmitem o vírus da aids para parceiros sexuais propositalmente. O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, mobilizou a área de inteligência em internet da polícia para tentar identificar donos dos blogs que compartilham dicas de como contaminar outras pessoas sem serem percebidos. O pedido foi feito pelo secretário da Justiça e da Defesa e Cidadania, Aloísio de Toledo César. Em conversa com Moraes, ele pediu rigor nas investigações do que classifica como um "ato horrorizante". "Entendo que a homossexualidade é uma opção pessoal que deve ser respeitada, mas não se pode admitir, em hipótese nenhuma, que pessoas de baixo nível moral se esforcem para transmitir o HIV a outras", afirmou. Segundo Toledo, Alexandre de Moraes orientou as equipes do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) para agirem disfarçadamente na identificação dos grupos. Serão analisados salas de bate-papo, páginas na internet, blogs e até clubes e saunas de sexo. "Combinamos de estimular todas as ações que possam evitar que essas pessoas continuem a retransmitir o vírus de forma criminal", disse Toledo. "Quando a transmissão se aperfeiçoa dessa forma dolosa, o entendimento da Justiça é de que a figura jurídica configura como uma tentativa de homicídio, com pena mais grave", complementou.

Comente agora
24
Fev
Tratamento francês contra ebola revela resultados positivos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:51h
O comissário europeu para Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, foi informado hoje (24), nos Estados Unidos, sobre os primeiros resultados do tratamento contra o ebola com o medicamento favipiravir. O estudo é desenvolvido por um instituto francês e co-financiado pela UE. O tratamento com o favipiravir, um antiviral desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica francês, teve resultados positivos no combate ao ebola, particularmente em casos de detecção precoce da doença. “Temos resultados preliminares de que o medicamento antiviral favipiravir pode ser eficaz no tratamento do ebola numa fase inicial”, disse Moedas. O comissário adiantou ainda que “se os resultados se confirmarem pelos ensaios clínicos em curso, este será o primeiro tratamento a ser desenvolvido contra esta doença mortal durante o surto em curso”. O projeto de desenvolvimento deste medicamento é um dos quatro financiados pela União Europeia, com verba de $700 mil euros, no âmbito do programa Horizonte 2020, sob a tutela de Moedas. Os primeiros resultados do ensaio clínico foram apresentados em uma conferência de investigadores em Seattle, nos Estados Unidos. (Agência Brasil)
Comente agora
24
Fev
Mãe quer direito de dar à luz bebê de sua filha morta há quatro anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:33h

Pela primeira vez no mundo, uma mulher realiza um pedido na justiça para dar à luz bebê de sua filha morta. A britânica, de 59 anos, e seu marido, de 58, pretende alegar que o último desejo de sua filha seria fertilizar seus óvulos com esperma de um doador e implantá-los no útero da mãe. Vítima de câncer no intestino, a jovem morreu há quatro anos, quando tinha 20 anos de idade. Essa é a única possibilidade para o casal se tornar avós, já que tiveram apenas uma filha. No entanto, nenhuma clínica do Reino Unido se comprometeu a realizar o procedimento. Por esse motivo, os óvulos serão exportados para Nova York, onde uma clínica deve oferecer o tratamento de fertilidade por aproximadamente R$ 263 mil. Mesmo assim, há chances de insucesso, por conta da idade avançada da mulher. O casal aguarda apenas a autorização de um juiz. (BN)

Comente agora
24
Fev
Sexo oral sem camisinha pode causar câncer de boca, diz especialista
Postado por: Letícia Oliveira / 08:51h

O sexo oral sem  camisinha faz a boca entrar em contato com fluídos e com a mucosa dos órgãos sexuais que podem causar doenças sexualmente transmissíveis e, consequentemente, câncer de boca. E por ser uma prática mais comum para os jovens, têm sido eles as principais vítimas dessa doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca é o quinto mais comum no país para o sexo masculino. “Infelizmente, a maioria das pessoas associa o uso dos preservativos apenas à gravidez e não às doenças sexualmente transmissíveis, como o câncer de boca e o HPV, o que faz esse quadro ter apresentado um aumento de casos nos últimos anos”, diz Emanuel Rocha Barganha, dentista especializado em estomatologista. E após grandes festas, como o carnaval faz o especialista se preocupar ainda mais. “O grande problema não é fazer muito sexo, mas sim como esse sexo foi feito durante esse período. Muitos jovens foram às ruas pular carnaval e, na empolgação ou por conta de drogas e bebidas alcoólicas, acabaram se relacionando sexualmente sem nenhum tipo de prevenção”, diz o especialista. Porém, apesar da declaração do especialista, um estudo feito pelo International Journal of Epidemiology mostrou que, quanto maior o número de parceiras com as quais se pratica sexo oral e quanto mais precoce for o início da vida sexual, mais risco o homem terá de desenvolver câncer de boca.

Comente agora
23
Fev
Pessoas menos inteligentes bebem mais que pessoas com QI elevado, diz pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:23h

Uma pesquisa feita pelo Instituto Karolinska, na Suécia, afirma que a falta de inteligência leva as pessoas a beberem exageradamente. Segundo os estudos, é a falta de inteligência que vem em primeiro lugar e não o hábito de beber mais que "danifica" o cérebro. Segundo os pesquisadores do jornal Alcoholism: Clinical and Experimental Research, menores QI’s são registrados entre os homens adultos jovens que se embebedam regularmente. E outros fatores ainda incluem a situação econômica, condição social e educação, podem influenciar também. O estudo foi feito por 50 mil homens suecos nascidos entre 1949-1951 e que foram recrutados  para o serviço militar sueco 1969-1971. Os dados incluíram um questionário psicológico sobre hábitos e comportamentos de consumo, seguido por testes de QI gerais. Notou-se que há uma clara ligação entre o baixo QI de homens jovens e problemas de alcoolismo. "Neste estudo de uma população geral, a inteligência vem provavelmente antes do comportamento – neste caso, o consumo de álcool e um padrão de consumo no final da adolescência", contou Daniel Fallkstedt, professor de saúde do Instituto.  O estudo revelou também que um maior resultados de QI foi encontrado em pessoas que escolheram um estilo de vida mais saudável. (Correio)

Comente agora
23
Fev
Ir à sauna com frequência faz bem à saúde e prolonga a vida
Postado por: Anacley Souza / 21:13h

Os homens que vão à sauna regularmente vivem mais e têm uma saúde melhor, reduzindo os riscos de infartos, segundo um estudo realizado na Finlândia e publicado nesta segunda-feira, 23, em uma revista especializada americana. O estudo, que foi realizado com uma mostra de 2.315 homens entre os 42 e 60 anos, ao longo de 21 anos, mostra que o risco de morte súbita por infarto é 22% menor entre aqueles que vão à sauna duas ou três vezes por semana. O risco diminuiu para 63% entre aqueles que vão de quatro a sete vezes por semana, acrescentaram os autores da pesquisa publicada na revista médica americana JAMA. No que se refere ao risco de morte por doenças coronárias, o percentual é de 23% a 48% inferior naqueles que vão à sauna com frequência. O risco de morrer por infarto é 27% menor para os homem que vão às saunas entre duas e três vezes por semana, e 50% menor para quem vai quatro e sete vezes por semana, em comparação com quem vai uma vez por semana. Segundo os pesquisadores, o risco de morrer por qualquer causa é de 24% para quem vai de duas a três vezes à sauna, e de 40% para quem vai de quatro a sete vezes. A frequência entre as sessões também estabelece uma diferença, de acordo com o estudo. Para os homens que ficam menos de 11 minutos dentro da sauna, o risco de morrer por uma crise cardíaca é de 7% maior do que aqueles que passam entre 11 e 19 minutos. Quanto maior o tempo, menor o risco. "Outros estudos são necessários para determinar o potencial mecanismo que relaciona a saúde cardiovascular e os banhos de sauna", afirmaram os autores da pesquisa. A doutora Rita Redberg, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, disse ignorar "por que os homens que vão com frequência à sauna vivem mais", mas "está claro que é uma boa forma de passar o tempo", comentou em um editorial publicado na revista.

Comente agora
23
Fev
Clínica é interditada e polícia acha cápsula de césio 137 no local
Postado por: Anacley Souza / 20:51h

Uma clínica especializada em medicina do trabalho, localizada na Av. Sete de Setembro, em Salvador, foi interditada nesta segunda-feira (23), por falta de alvará e licença para funcionamento. No local foi encontrada uma cápsula de césio 137, material usado em equipamentos de radiografia, acondicionada de forma incorreta. Segundo a Polícia Civil (PC), o produto também não continha informações do fabricante e não possuía nota de compra. Em nota, a PC informou que tanto a cápsula quanto a sala serão periciadas para avaliar se oferecem risco de contaminação por radiação. Duas pessoas foram presas na clínica, durante a operação conjunta da Delegacia do Consumidor (Decon), Vigilância Sanitária (Visa) e Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), por exercício ilegal da medicina e estelionato. Segundo a polícia, o proprietário da clínica, Joseval Bispo dos Santos, de 50 anos, e Jaconias Venâncio de Souza Junior, 26, que atendia como clínico geral, foram conduzidos à Decon. Com Jaconias foi encontrado um talão de receitas controladas, além de um carimbo com nome e registro de outro médico. Ele afirmou ter se formado em medicina em uma universidade boliviana, mas não apresentou o diploma. A Decon apurou que ele já responde a inquérito por furto de receitas médicas em um hospital de Rondônia. A polícia acrescenta que além do estelionato e exercício ilegal da medicina, Jaconias foi autuado também por falsidade ideológica e tráfico de drogas, por prescrever ilegalmente medicamento de uso controlado. Joseval também foi flagranteado por tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Civil, eles serão encaminhados ao sistema prisional.

Comente agora
23
Fev
8 hábitos que previnem micoses
Postado por: Samile Macêdo / 14:06h

Micose é uma infecção causada por fungos que deve ser tratada com cuidados médicos. O surgimento de micoses, principalmente durante o verão, é muito comum. De acordo com a bioquímica e diretora da Linha Confirme de autotestes para diabetes, Carolina Ynterian, a micose “pode acontecer quando o pé está machucado e a unha um pouco levantada, pois isso facilita a entrada de micro-organismos”. Mas mesmo sem qualquer machucado, um ambiente de calor e umidade é bastante propício para o surgimento da infecção de pele, explica Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Os tipos de micose mais comuns aparecem, normalmente, nas unhas e dedos dos pés, mas existem outras variações, como a condição conhecida como pano branco, que pode surgir nas costas e couro cabeludo. Tem ainda a candidíase, típica das dobras do corpo. Carolina ressalta que diabéticos têm maior pré-disposição para contrair qualquer tipo de infecção, inclusive a causada por fungos, e completa: “Problemas nos pés dos diabéticos são mais graves do que o de outras pessoas”.

Confira 8 hábitos que ajudam a prevenir: 

Comente agora
23
Fev
Cientistas descobrem linhagem mais agressiva de HIV em Cuba
Postado por: Samile Macêdo / 12:26h

Especialistas em saúde de Cuba detectaram há alguns anos algo diferente e pouco comum nos pacientes com o vírus do HIV no país: eles desenvolviam a Aids de uma forma extraordinariamente rápida. Tão rápido que, em menos de três anos, já se encontravam muito doentes, sem praticamente tempo de perceberem que tinham o HIV. Um grupo internacional de cientistas chegou para investigar a situação e concluiu que, realmente, em Cuba existe uma variante do HIV que é muito mais agressiva. "Sabemos que 144 pacientes têm essa linhagem do vírus, mas com certeza há mais gente. Isso é só o que conseguimos contar", disse à BBC Anne Mieke Vandamme, da Universidade Leuven, da Bélgica. Vandamme, cujo trabalho foi publicado na revista EBioMedicine, explicou que se trata de uma linhagem do vírus que foi originalmente descoberta na África. "Ela foi parar em Cuba por meio das relações dos cubanos com a África. Ainda que não tenhamos conhecimento de que a linhagem tenha se disseminado pela África, ela tem se disseminado em Cuba", acrescentou. 

Mais rápidoOs especialistas explicam que, em uma infecção normal, o vírus do HIV tem de se "agarrar" aos receptores, as proteínas na membrana das células. Em uma infecção comum, o vírus usa o ponto CXCR5. Depois de muitos anos em pleno estado de saúde, ele se muda para o CXCR4, o que coincide com a aceleração da propagação da Aids.

Comente agora
23
Fev
Pipoca ajuda a combater câncer e também doenças cardíacas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:21h

Além de ser gostosa de comer, pipoca pode ser boa para a saúde. De acordo com um estudo apresentado por cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA), o alimento, assim como outros cereais, contém "quantidades surpreendentes" de substâncias antioxidantes que são conhecidas como polifenóis, as quais têm potencial de diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas. Essas substâncias normalmente são encontradas em frutas e legumes, e também em alimentos como chocolate, vinho, café e chá. De acordo com matéria da BBC Brasil, o estudo foi apresentado pelos cientistas na 238ª Reunião da American Chemical Society (ACS), em Washington (EUA). Antes desse estudo, acreditava-se que os cereais ajudavam no combate de doenças cardíacas e do câncer por causa do alto teor de fibra. Porém, ninguém ainda havia comprovado a presença alta de polifenóis.

Comente agora
22
Fev
Cuba descobre variante mais agressiva e preocupante do vírus HIV
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:15h

Especialistas em saúde de Cuba detectaram há alguns anos algo diferente e pouco comum nos pacientes com o vírus do HIV no país: eles desenvolviam a Aids de uma forma extraordinariamente rápida. Tão rápido que, em menos de três anos, já se encontravam muito doentes, sem praticamente tempo de perceberem que tinham o HIV. Um grupo internacional de cientistas chegou para investigar a situação e concluiu que, realmente, em Cuba existe uma variante do HIV que é muito mais agressiva. "Sabemos que 144 pacientes têm essa linhagem do vírus, mas com certeza há mais gente. Isso é só o que conseguimos contar", disse à BBC Anne Mieke Vandamme, da Universidade Leuven, da Bélgica. Vandamme, cujo trabalho foi publicado na revista EBioMedicine, explicou que se trata de uma linhagem do vírus que foi originalmente descoberta na África. "Ela foi parar em Cuba por meio das relações dos cubanos com a África. Ainda que não tenhamos conhecimento de que a linhagem tenha se disseminado pela África, ela tem se disseminado em Cuba", acrescentou.

Mais rápido: 

Comente agora
22
Fev
É possível prevenir a calvície masculina?
Postado por: Anacley Souza / 21:56h

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície masculina, é a maior causa da perda dos cabelos nos homens. A incidência dessa doença é determinada por influências genéticas, sendo que a prevalência mais alta está entre aqueles com ascendência europeia. Apesar de grande impacto psicológico, já estudado em diversas publicações científicas, sabe-se que ainda são poucos os homens que procuram tratamento. 

Como ocorre a calvície: Em primeiro lugar, vale a pena explicarmos um conceito fundamental que é o mecanismo através do qual a doença surge e se manifesta. A maior parte das pessoas acredita que oscabelo ficam ralos porque caem mais do que o normal. Isso é um engano muito comum! Na realidade, o que ocorre é que os hormônios masculinos (testosterona e seus derivados) se ligam a receptores próprios que ficam nos pelos, levando à miniaturização dos fios em pacientes geneticamente suscetíveis. Neste sentido, é interessante saber a idade com que os parentes do indivíduo começaram a observar a diminuição dos cabelos. Devemos idealmente intervir antes disso. Sabemos que as manifestações clínicas da calvície masculina são variáveis e os primeiros sinais podem surgir já na adolescência, com alguns padrões característicos de perda dos cabelos. As "entradas", conhecidas por "alopecia androgenética de padrão bitemporal", constituem a manifestação inicial. Na sequência, ocorre a perda no vértex (topo da cabeça) e na região mediana, preservando o cabelo da área occipital (mais próxima ao pescoço).

Comente agora
22
Fev
Os brotos e seus benefícios na alimentação
Postado por: Samile Macêdo / 15:00h

Em saladas ou sanduíches, os brotos já viraram sinônimo de saúde para quem procura ter uma alimentação equilibrada. Ricos em minerais como o fósforo, cálcio, magnésio e zinco e pouco calóricos, os brotos ajudam no bom funcionamento do intestino e dão saciedade, o que favorece quem quer perder peso. Entre os brotos comestíveis estão o de feijão, o de bambu, o de alfafa, o de quinua e o de girassol. De acordo com a nutricionista Mariana Froes, outro benefício dos brotos é a capacidade de desintoxicar o organismo e de auxiliar no processo de cicatrização. Segundo Mariana, eles também são excelentes antioxidantes. "A ação antioxidante blinda as nossas células contra os radicais livres. Sendo assim, pode comer à vontade". Os brotos devem ser consumidos "in natura" (sem aquecimento ou congelamento) e podem ser usados em sucos, molhos para salada, nas próprias saladas e em sanduíches. A durabilidade dos brotos é de, em média, 7 dias. "Hoje em dia já é mais fácil encontrar os brotos de feijão e de alfafa no mercado", disse a nutricionista.

Conheça algumas características de cada broto:

Broto de feijão: os brotos possuem vitamina C, ferro, proteínas e cálcio;

Broto de quinua: rico em ácido fólico e ferro, além de ser fonte de cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco;

Broto de alfafa: rico em fibras, o broto de alfafa é um alimento pouco calórico que ajuda na função intestinal;

Comente agora
22
Fev
Exame para diagnosticar tuberculose fica 240 vezes mais rápido
Postado por: Samile Macêdo / 13:49h

Uma nova técnica para detectar a tuberculose, utilizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, tornou o diagnóstico da doença 240 vezes mais rápido. O método utiliza a saliva para identificar a micobactéria, mesma lógica dos testes rápidos para a verificação do HIV. "É a ideia de ter um teste que seja feito com o menor recurso tecnológico e o mais rápido possível. O exemplo clássico disso são exames de malária e HVI, que podem ser feitos fora até do próprio hospital. O da tuberculose ainda não está assim", disse Valdes Bollela, professor da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica à Agência Brasil. Segundo ele, ocorrem 90 mil casos de tuberculose por ano no Brasil, sendo que entre 85% e 90% destes são do tipo pulmonar. A doença é fatal em cerca de 4,5 mil casos por ano. "Se você pensar que tem tratamento e que, se tratar direito na primeira vez, tem chance de cura de 100%, ainda há muita gente morrendo de uma doença que tem cura", comenta. (BN)

Um comentário
22
Fev
Entenda quais são os riscos de se medicar sem nenhuma orientação
Postado por: Samile Macêdo / 12:09h

Na próxima vez em que você estiver num consultório médico, ou em outro estabelecimento de saúde, e um profissional lhe perguntar se está fazendo uso de algum medicamento, procure responder o mais detalhadamente que puder. Também é essencial relatar o uso de chás, pomadas ou até mesmo aquele comprimido habitual para dor de cabeça. Esses passos são importantes para tentar prever e prevenir um evento ao qual geralmente não se dá muita atenção, até que ocorra: a interação medicamentosa. O problema acontece quando os efeitos de um remédio são alterados pela presença de outro, bem como pela mistura com fitoterápicos (os chamados remédios naturais), alimentos, bebidas ou algum agente químico ambiental — como o calor emanado pelo chuveiro de casa. O Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas (Sinitox/Fiocruz) registrou, só em 2011, cerca de 30 mil casos de intoxicação por uso de medicamentos. Embora não seja possível afirmar quais deles ocorreram por interação medicamentosa, em três circunstâncias específicas a possibilidade é muito extensa: pelo uso terapêutico errado, pela prescrição médica incorreta e por automedicação.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com