As comentadas


Bom dia , Segunda-feira, 03/08/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

09
Mai
Suco de uva reduz colesterol, é bom para memória e ajuda a perder barriga
Postado por: Anacley Souza / 02:29h

De um lado, senhores e senhoras que vivem em Porto Alegre. Do outro, no Rio de Janeiro, triatletas da Marinha. Eles nada, correm, andam de bicicleta. E todos são movidos a suco de uva. Eles foram voluntários em duas pesquisas que testaram os efeitos do suco de uva no organismo. Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro ficou provado: tomar um copo antes e outro depois dos treinos ajuda e muito no resultado das competições. Para quem está mais para o outro grupo e também não faz tanto exercício quanto os triatletas, os pesquisadores do Centro Universitário Metodista de Porto Alegre têm boas notícias. “Os idosos que tomaram suco de uva durante 30 dias reduziram peso, reduziram circunferência abdominal, reduziram o índice de massa corporal, o IMC, reduziram colesterol total e reduziram o colesterol ruim. Importante: não alteraram os níveis de glicose e não alteraram os níveis de triglicerídeos”, diz a biomédica Caroline Dani. E nem foi preciso fazer dieta. Bastou incluir no cardápio dois copos de suco, de 200 ml cada, durante um mês. “Eu melhorei em todos os aspectos. Triglicerídeos, colesterol, todos ficaram melhores. Eu perdi 4 quilos e não mudei nada na minha alimentação”, conta a voluntária Dalva Inês da Cas. "Ele aumenta o metabolismo, ele reduz a absorção de gordura. Por diminuir a absorção de gordura, ele diminui os níveis de colesterol. Ele estimula a questão da saciedade”, explica a biomédica Caroline Dani. Além de perder barriga e melhorar as taxas dos exames de sangue, os dados ainda apontam efeitos benéficos para a memória.

Comente agora
08
Mai
Mãe trava batalha legal para ser fertilizada com óvulos de filha morta
Postado por: Anacley Souza / 13:25h

Uma mãe deu início a uma batalha legal para ser fertilizada com os óvulos congelados de sua filha morta e, assim, poder gestar sua própria neta. A mulher e seu marido, cujos nomes não foram divulgados, tentam derrubar a decisão de um órgão regulador independente que os impediu de transferir os óvulos de Londres para uma clínica de fertilidade nos EUA. A filha do casal morreu de câncer de intestino com menos de 30 anos. Eles afirmam que ela queria que os óvulos fossem fertilizados com o esperma de um doador e implantado no útero de sua mãe. Ela era filha única e decidiu congelar os óvulos em uma clínica de fertilização artificial em Londres em 2008 após descobrir que tinha câncer. Seu objetivo era, um dia, usar os óvulos congelados para engravidar, mas ela morreu antes que isso pudesse acontecer. Uma clínica em Nova York indicou que poderia dar à mãe, de 59 anos, o tratamento de fertilização que ela deseja, com um custo de até US$ 92 mil (cerca de R$ 275 mil). Mas a Autoridade de Fertilização e Embriologia Humana (HFEA, na sigla em inglês) se recusou a expedir uma ordem para permitir que os óvulos sejam enviados aos EUA. O órgão tomou a decisão em 2014, afirmando que as evidências eram insuficientes para provar que a filha queria que sua mãe tivesse o bebê.

Comente agora
08
Mai
Pelé não queria que internação e cirurgia na próstata fossem divulgadas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:05h

Rei do futebol, Pelé não queria que a sua internação e a cirurgia na próstata fossem divulgadas, como aconteceu na quinta-feira (07). A ideia era que o processo realizado no Hospital Albert Einstein acontecesse de maneira discreta. Inclusive, parceiros não ficaram sabendo da internação para que a notícia não se espalhasse. A equipe que trabalha com Pelé tentou evitar, mas com a informação divulgada, o hospital confirmou a internação através de nota. (Bahia Notícias)

Comente agora
08
Mai
Santo Antonio de Jesus tem Dia 'D' de vacinação contra a gripe no sábado (9)
Postado por: Samile Macedo / 11:54h

A 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe gripe está prestes a ser iniciada no Brasil, incluindo em Santo Antônio de Jesus. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Carine Cristina relatou a data de início da iniciativa e esclareceu alguns aspectos da patologia que causa constantes desconfortos para os cidadãos. Carine informou que o período de imunização ocorrerá dos dias 4 a 22 de Maio, sendo que o dia de mobilização nacional (Dia D) será em 9 de Maio (sábado). “Em Santo Antônio de Jesus temos cerca de 20 mil pessoas para serem vacinadas e é necessário atingir pelo menos 80 % dessa meta e para essa iniciativa temos o público alvo de crianças com 6 meses até menores de 5 anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional ou as mulheres que deram a luz até 45 dias após o parto (púerperas), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos acima de 60 anos, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas”, explicou. A entrevistada salientou que a campanha que se iniciará no próximo dia 4 de Maio terá todas as unidades de saúde disponíveis como pontos de vacinação e para o Dia D (9 de Maio), todos os postos de saúde situados na zona urbana funcionarão das 8 às 17 h sem intervalos para almoço e haverá dois pontos de imunização na cidade: um no Conjunto Habitacional Zilda Arns e outro na Feira Livre. Os parentes de cidadãos acamados deverão ir aos postos de saúde e agendar a vacinação. “Também estaremos enviando na semana que vem, uma equipe para vacinar os profissionais penitenciários e detentos”, declarou. 

Comente agora
08
Mai
Após cirurgia, Pelé passa bem em hospital de São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:24h

O ex-jogador Pelé, de 74 anos, passa bem nesta sexta-feira (8) após cirurgia no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Boletim médico divulgado por volta das 14h20 diz que ele deve receber alta neste sábado (9) e segue internado "sem intercorrências e com boa recuperação". Pelé tem um quadro de hiperplasia na próstata - condição que faz o paciente reter muita urina aumentando a chance de infecção urinária, e passou por uma cirurgia na terça-feira (5). Segundo o hospital, "o resultado dos exames revelou tratar-se de uma hiperplasia benigna, portanto, sem incidência de tumores". Segundo o médico urologista Marcio Conzo Monteiro, a hiperplasia na próstata é um problema que atinge grande parte dos homens a partir dos 50 anos. “É um aumento benigno da glândula da próstata, que pode causar a obstrução do canal urinário. O importante é frisar que essa patologia não é um tipo de câncer”, explica.

Comente agora
08
Mai
Quem está tentando engravidar deve valorizar noites de sono, diz estudo
Postado por: Samile Macedo / 10:01h

No mundo todo, a infertilidade atinge um em cada seis casais – sendo o aborto prematuro a complicação mais comum da gravidez. Pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, defendem o princípio de que quem está tentando engravidar deve valorizar mais do que nunca uma boa noite de sono. De acordo com o professor britânico Jan Brosens, o útero tem seu próprio relógio biológico, que precisa estar sincronizado com o relógio biológico do corpo da mãe para criar condições ideais ao crescimento e desenvolvimento fetal. O sono é considerado parte essencial dessas condições ideais. O pesquisador afirma que a incapacidade dessa sincronização pode explicar pelo menos em parte por que algumas mulheres têm dificuldade em seguir com a gravidez durante os nove meses. Especificamente, a falta de sincronização ‘desliga’ os genes do relógio biológico em células que revestem o útero – podendo comprometer a gravidez. Essas informações podem ajudar os pesquisadores e especialistas em fertilidade a desenvolver estratégias para otimizar o ambiente fetal e assim ajudar as mulheres que querem engravidar, mas estão enfrentando dificuldades. Na opinião da especialista em Medicina Reprodutiva Suely Resende, diretora da unidade de Campo Grande (MS) do Fertility Medical Group, a falha na sincronização do relógio biológico da mãe com o do embrião pode ter consequências indesejadas. 

Comente agora
08
Mai
Ouvidor-geral de Itaberaba diz que paciente angolano está com dengue e não suspeita de ebola
Postado por: Samile Macedo / 09:05h

O ouvidor-geral da cidade de Itaberaba, Manoel Vaz Sampaio Neto, negou que o angolano internado no Hospital Municipal da cidade esteja com suspeita de ebola. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele afirmou que exames comprovaram que o paciente está com dengue. "Um vereador que teve a irresponsabilidade de divulgar uma informação sem saber se é verdade. Está causando o maior alvoroço aqui na cidade", explicou Neto. No início da tarde desta sexta-feira (8), o edil publicou em seu perfil no Facebook sobre o caso e disse que o homem estava com suspeita de ebola. Segundo o ouvidor-geral da cidade, o paciente ainda se encontra no Hospital Municipal de Itaberaba, na região Piemonte do Paraguaçu. A unidade médica ainda estuda uma transferência, mas o procedimento é considerado de praxe no município para que o paciente possa receber o tratamento para a dengue em uma cidade com melhor estrutura.

Comente agora
08
Mai
Abandone 10 hábitos que favorecem a má digestão
Postado por: Samile Macedo / 07:51h

Azia, gases, sensação de estômago pesado e sonolência são sintomas que já acometeram todos nós pelo menos uma vez. Apesar de serem comuns a pessoas com condições crônicas, como a doença do refluxo gastroesofágico, esses males podem surgir em qualquer um que exagerou no prato ou não tomou os devidos cuidados na refeição - mesmo aqueles que seguem uma dieta equilibrada. Confira os conselhos dos especialistas e fique atento aos deslizes que podem causar má digestão.

Comer muito rápido - Ao comer rapidamente, cometemos dois erros cruciais - não mastigamos direito e não damos tempo suficiente ao nosso cérebro para perceber que estamos comendo. "Quando começamos a mastigar, nosso organismo libera uma enzima que facilita a quebra do alimento, iniciando o processo de digestão", explica o nutrólogo Fernando Bahdur Chueire, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Desta maneira, é fundamental triturar bem os alimentos antes de engolir, para que a enzima tenha tempo de agir, facilitando o trabalho do estômago e evitando que o órgão fique sobrecarregado - fator que deixaria a digestão mais lenta. Além disso, cada refeição deve ter duração de pelo menos 20 minutos.

Comente agora
08
Mai
Publicadas regras que simplificam importação de produto derivados de canabidiol
Postado por: Letícia Oliveira / 06:27h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (8) no Diário Oficial da União define novos critérios para a importação de produtos à base de canabidiol por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição médica. A nova regra prevê que cada paciente que faz uso desse tipo de produto seja cadastrado na Anvisa por meio da apresentação de documentos semelhantes aos exigidos atualmente. O cadastro deverá ser renovado anualmente apenas com a apresentação de uma nova prescrição e de um laudo médico indicando a evolução do paciente, caso não haja alteração dos dados informados anteriormente. A norma traz em anexo cinco produtos à base de canabidiol que atendem aos requisitos definidos pela resolução e que já são adquiridos por pacientes no Brasil. Segundo a Anvisa, esses cinco produtos englobam cerca de 95% das importações feitas até o momento. Os critérios foram definidos no último dia 22.

Comente agora
08
Mai
Ebola reaparece em olho de médico americano e altera cor da íris
Postado por: Redação Voz da Bahia / 05:37h

Um americano que havia se curado do ebola ficou surpreso ao descobrir que o vírus reapareceu em seu olho esquerdo e, inclusive, alterou a cor de sua íris, de azul para verde. A imagem acima, divulgada pelo Hospital Universitário Emory, mostra o olho do médico Ian Crozier, 43 anos, totalmente alterado por causa do ebola. Segundo reportagem do “The New York Times”, citando estudo publicado no periódico científico “The New England Journal of Medicine”, Crozier contraiu o ebola em setembro de 2014 e foi declarado curado em outubro, após diversos exames constatarem a ausência da doença. Dois meses depois, ele teve uma inflamação no olho esquerdo, chamada de uveíte, onde foi relatada uma pressão intraocular elevada, que provocou inchaço e dificuldades para enxergar. A equipe que o atendeu sabia que o vírus havia invadido seu olho no auge da infecção, no entanto, não esperava encontrar resquícios da doença por ali.

Síndrome pós-ebola: O "NYT" afirma que além da inflamação no olho, outros problemas foram relatados no que a reportagem chamou de "síndrome pós-ebola". Ian teve ainda dores nas articulações, fadiga e perda auditiva profunda, sintomas similares que têm sido relatados por moradores da África Ocidental que foram diagnosticados e tratados após a infecção. Houve ainda relatos de sobreviventes que ficaram cegos ou surdos, no entanto, não há comprovação de relação com o ebola.

Comente agora
08
Mai
Postos de saúde abrem amanhã para vacinação contra a gripe
Postado por: Letícia Oliveira / 04:36h

Postos de saúde em todo o país abrem amanhã (9) para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Nesse caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica. A vacinação começou na última segunda-feira (4) e segue até o próximo dia 22. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização no período de campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. (Agência Brasil)

Comente agora
08
Mai
Diagnósticos de casos de Zika na Bahia podem estar errados
Postado por: Letícia Oliveira / 02:19h

Estudos preliminares feitos por especialistas em vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) apontam para a probabilidade de erro nas análises que identificaram casos de Zika Vírus na Bahia, realizadas por pesquisadores da Ufba. Durante as investigações, os técnicos da Sesab descobriram que o material biológico usado nos testes - conhecido no jargão como sonda, que funciona como um tipo de imã para determinar micro-organismos causadores de doenças infecciosas - foi importado dos Estados Unidos sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que contraria a lei.

Comente agora
07
Mai
Se faltava um empurrãozinho, aqui vão 12 para você começar a doar sangue
Postado por: Anacley Souza / 17:58h

Sinceramente, a gente nem deveria fazer esta lista, porque todo mundo já sabe da importância de doar sangue. Não dói, não vicia, não engorda e não tem risco de pegar doenças. Mas, se você estava precisando de um empurrãozinho, aqui vão 12: 

  1. 1. Quem doa sangue tem direito ao dia de folga no trabalho, e você pode fazer isso a cada três ou quatro meses. A folga é só para descansar, OK? Nada de sair para a gandaia
  2.  
  3. 2. A maior parte dos bancos de sangue oferece um lanchinho depois da coleta. Só não vá pensando em encher a pança
  4.  
  5. 3. Uma doação pode salvar até três vidas. Isso coloca você automaticamente no ranking dos super-heróis
  6.  
  7. 4. Um dia, alguém próximo de você pode precisar de uma transfusão
Comente agora
07
Mai
Campanha pró-aborto faz tutorial irônico de como perder bebê e gera polêmica no Chile
Postado por: Anacley Souza / 15:19h

Uma campanha pela legalização do aborto virou alvo de críticas no Chile ao fazer vídeos irônicos sobre como perder um bebê. Os vídeos, em formato de tutorial, ensinam como fazer um aborto acidental. "Compre um sapato com salto alto, de princesa, como você sempre sonhou. Pegue uma faca e danifique o salto. Vá para a rua, ande com calma até achar um hidrante. Quando encontrar, faça o salto quebrar e caia com a barriga no hidrante, com força. Grite bastante e vão achar que seu aborto foi um acidente". "No Chile, um aborto acidental é o único aborto que não é delito". Essa são algumas das instruções que fazem parte da campanha. Em outros vídeos, uma atriz ensina como ser atropelada ou como cair de uma escada para abortar. A campanha ainda pede apoio à lei que permite o aborto em caso de risco à vida da mãe, estupro ou quando o feto não tem chances de viver. As imagens já foram vistas por milhares de pessoas no Youtube. "A mensagem principal é que no Chile as mulheres estão tão desesperadas por não ter acesso a um aborto terapêutico que tem que chegar a provocar abortos 'acidentais'", diz Claudia Dides, diretora da ONG Miles, que promoveu a campanha. (Correio)

Comente agora
07
Mai
Presidente da AL-Bahia passa mal em sessão e vai parar em emergência de hospital em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 15:08h

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo passou mal nesta quinta-feira, 07, na sessão da 10ª Assembleia Itinerante que ocorria durante a tarde em Santo Antônio de Jesus. O presidente precisou ser socorrido com urgência para o Incar (Instituto de Cardiologia do Recôncavo) onde recebeu os primeiros atendimentos. O deputado Alan Sanches (PSD) que o acompanha, informou ao Voz da Bahia que Nilo sentiu fortes náuseas na sessão, “ele permanece internado realizando exames para poder seguir viagem a Salvador, mas graças a Deus passa bem, tudo não passou de um susto”, disse.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

  1. Hospital que presidente da AL-BA se encontra internado / Fotos: Voz da Bahia

Um comentário
07
Mai
Pelé sofre operação na próstata e é internado de novo em SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:13h

Quatro meses após receber alta, Pelé voltou ao Hospital Albert Einstein. A assessoria de imprensa do local confirmou que ele está internado e deve dar mais informações até o fim do dia. De acordo com o site da revista Istoé, o “Rei do Futebol” já passou por uma cirurgia de próstata, nesta terça-feira . Aos 74 anos de idade, Pelé passou por um momento delicado em novembro, quando foi internado para remoção de cálculos renais. Posteriormente ele sofreu uma infecção urinária e chegou a ficar 15 dias seguidos no hospital , quase sempre na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas conseguiu se recuperar e mostrou disposição quando recebeu alta. (Terra)

Comente agora
07
Mai
Enrolar papel filme na barriga não emagrece e pode colocar sua vida em risco
Postado por: Anacley Souza / 13:09h

Quando realizamos exercício o fluxo sanguíneo é destinado para a contração muscular e trabalho metabólico. Por isto não é legal fazer exercícios “empapuçado”, exemplo comer uma feijoada e sair correndo, pois o fluxo estaria para a digestão e não para o exercício. Quando você enrola um papel filme na barriga, seu fluxo sanguíneo é destinado para aquela região e você poderá reduzir seu desempenho, não conquistando a cintura fina e, muito menos, tirar proveito do exercício. O papel filme junto a géis redutores é perigosíssimo. Você eleva muito sua temperatura corporal, podendo até desmaiar. Quando realiza exercícios, precisa que o suor esteja exposto, ou seja, a região esteja apta a trocar energia com o meio para a eliminação de toxinas, o que não acontece quando você coloca o plástico, pois não permite o processo de evaporação. Este efeito é ilusão de ótica. Você pode sim afinar a cintura, porém, por alguns meninos por conta da perda de líquidos da região. Papel plástico serve para, principalmente, guardar sua comida. Não invente moda, ok?! Realize exercícios normais, ingira alimentos normais, respeite sua genética. (Revista Kilorias)

Comente agora
07
Mai
Infectologista diz que nova doença na Bahia tem característica parecida com sarampo
Postado por: Samile Macedo / 10:13h

O médico Infectologista Roberto Badaró, em entrevista à Rádio Metrópole, nesta quinta-feira (7), comentou sobre a doença Zika, que foi descoberta por pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, que investigam o surto no Estado. "É uma doença indeterminada. Causa vermelhidão do corpo. Precisamos pedir ajuda para quem sabe. A doença deu 40% positivo da dengue. A Secretaria de Saúde da Bahia foi notificada semana passada. A característica da doença é diferente, parece mais sarampo", contou.

Comente agora
07
Mai
Em dia do oftalmologista, médico alerta sobre necessidade de cuidado com olhos
Postado por: Samile Macedo / 08:47h

Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que mais de 35 milhões de pessoas sofrem algum problema de visão no Brasil, o que corresponde a aproximadamente 19% da população. Nesta quinta-feira (7), é celebrado o dia do oftalmologista. No entanto, muitas pessoas não sabem quando procurar o especialista. "Os cuidados com a saúde dos olhos devem começar desde cedo, essa é a melhor forma de prevenir doenças, e principalmente uma boa maneira de lutar contra o envelhecimento dos olhos e a cegueira na terceira idade", afirmou o cirurgião-oftalmologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone, Renato Neves. Apesar da recomendação de cuidados, é normal encontrar pessoas que só buscam o oftalmologista quando há um problema maior. Para Neves, este hábito é preocupante, já que pode ser tarde demais para o tratamento. "Cuidados precoces podem evitar, postergar ou atenuar algum problema, por isso, é muito importante que a pessoa procure um especialista sempre que perceber algo diferente, como uma coceira excessiva, olhos lacrimejando constantemente, vermelhidão e até uma dor de cabeça que se mantém por dias".

Comente agora
07
Mai
4 dicas de especialista para ter e manter uma barriga "tanquinho"
Postado por: Samile Macedo / 08:17h

A personal trainer, atleta da Probiótica e coordenadora técnica da Needs academia Marina Haddad preparou algumas dicas para alcançar tão sonhado "tanquinho".

1 - Mantenha uma alimentação balanceada - Não só em termos de calorias mas também em relação a horários, importante atente-se em fazer pequenos lanches entre as principais refeições, assim irá comer pequenas porções a cada refeição.

2 - Beba muita água - Retenção acontece quando o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos e passa a acumulá-los entre as células do organismo. Fatores como uso de alguns medicamentos, como pílula, cortisona e antiinflamatórios, consumo de alimentos ricos em sódio, como salgadinhos, conservas, azeitona, bacon, batata frita e ingestão reduzida de água provocam retenção.

3 - Mantenha seus treinos em dia - Treine a musculatura do abdome com frequência , com um intervalo de no mínimo 24 horas entre cada treino, para que haja a recuperação Das fibras musculares. 

Comente agora
07
Mai
Epidemia de dengue atinge uma a cada quatro cidades brasileiras
Postado por: Letícia Oliveira / 06:52h

A dengue já alcançou o status de epidemia no Brasil, com 367,8 casos a cada 100 mil habitantes e segundo a Folha de S. Paulo, uma a cada quatro cidades no país estão na mesma condição. Dados do Ministério da Saúde indicam que dos 5.570 municípios brasileiros, 1.397 enfrentam uma epidemia, sendo que 530 estão em São Paulo, o estado mais atingido. Pelo parâmetro estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma epidemia é caracterizada quando existem mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, o número de cidades com epidemia de dengue no Brasil quase triplicou em cerca de um mês. Números divulgados no início de março apontavam que 511 municípios estavam nessa condição. Este ano, o país já registrou 229 mortes por dengue. Em todo o ano passado este número chegou a 410.

Comente agora
07
Mai
Oito dicas para desenvolver a fala do bebê
Postado por: Letícia Oliveira / 06:13h
A fala do bebê é um dos fenômenos mais esperados pelos pais. Algumas crianças demoram um pouco mais para começar a formar as sílabas, o que não deve ser encarado como um problema, já que cada criança possui um tempo especial de desenvolvimento da linguagem verbal. Geralmente, as primeiras palavras que o bebê pronuncia aparecem aos seis meses de idade. Entre um e dois anos, a criança já possui um vocabulário e com dois anos e meio, consegue formular frases. “Quando a criança está no período de aprender a falar, muitas vezes, por volta de 12 meses, alguns pais ansiosos podem forçar repetindo algumas palavras erroneamente, ou no diminutivo, o que pode prejudicar a aprendizagem”, explica a professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo, Cleide Tavares de Oliveira Araripe. Com intuito de facilitar e criar um ambiente que colabore com o desenvolvimento da fala do bebê, a profa. Cleide elaborou oito dicas:
  1. 1- Não repetir a pronúncia errada da criança. Enfatizar a palavra correta.
  2. 2 - Não trocar nomes de objetos, por exemplo, chupeta de "peta" ou a mamadeira de "Tetê". Nesses casos a criança terá que aprender duas palavras para um mesmo objeto.
  3. 3 - Estimular a criança a falar o que ela quer. Não atendê-la toda vez que apontar para os objetos. Se ela apontar para uma fruteira, deve-se pegar a fruta, mostrar e reforçar o nome da fruta.
  4. 4 - Evitar palavras no diminutivo.
  5. 5 - Conversar bastante com a criança.
  6. 6 - Ler e contar histórias com boa dicção e intervalo adequado entre as palavras.
  7. 7 - Hora do banho ou da troca de fraldas ou roupas: são momentos adequados para tocar nas partes do corpo e enfatizar o nome de cada uma delas.
  8. 8 - Nas refeições: falar o nome dos alimentos.
Comente agora
07
Mai
Falta de leitos do Espanhol tem impactado toda rede complementar
Postado por: Letícia Oliveira / 05:57h

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas garantiu que o Hospital Espanhol continuará sendo uma instituição de saúde e que não existe a possibilidade de ser vendido a uma empresa imobiliária. O hospital está com as portas fechadas desde setembro de 2014. São 270 leitos, sendo 60 de UTI adulta e 12 de UTI neonatal, abandonados. Segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), os aparelhos não possuem a manutenção adequada, o que poderia evitar danos em equipamentos de última geração que eram usados no local.  Segundo Vilas-Boas, essa é a grande preocupação. “A depreciação está acontecendo, e essa é, de fato, a grande preocupação do Estado. Os aparelhos que têm que ser mantidos 24h no ar condicionado estão sendo. A outra preocupação é a evidente falta dos 270 leitos de hospital, que tem impactado na rede complementar. Os outros hospitais estão sendo pressionados por essa falta. Tivemos uma reunião com a diretoria e com o conselho, e inciamos algumas tratativas capitaneadas pelo estado da Bahia para viabilizar uma solução o quanto antes. É uma equação muio difícil, pois o grau de endividamento é muito grande. Uma garantia que o governador Rui Costa deu é de que o nenhuma empresa do setor imobiliário estará no processo de venda”, garantiu o secretário durante entrevista à rádio Metrópole.

Comente agora
07
Mai
S. A. de Jesus: UFRB prestará serviço de psicologia em nova sede dentro da universidade
Postado por: Letícia Oliveira / 02:54h

Ontem, quarta-feira (06), aconteceu a inauguração do serviço de psicologia da UFRB, que funcionava no centro da cidade e agora tem uma sede própria no interior da universidade. A gestora do projeto, professora Sueli Aires, disse em entrevista a Rádio Andaiá FM, que há salas de atendimento para adultos, crianças, idosos e adolescentes, onde são tratados fatos como orientação a queixa escolar, pessoas om condições crônicas dentre outras. “O objetivo é prestar serviço gratuito e com qualidade a população de Santo Antônio de Jesus e cidades vizinhas”, salientou, acrescentando que o trabalho é voltado a técnicas de comportamento, apoio, redução de estresse, dentre outros, “temos uma parceria informal com os serviços de saúde mental do município que faz a distribuição da medicação”, completou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
06
Mai
Dor crônica acomete cerca de 40% dos brasileiros
Postado por: Anacley Souza / 15:01h

O percentual médio de pessoas afetadas por algum tipo de dor crônica no Brasil varia de estado para estado e pode ser de 15% a 40% da população. Estudos disponíveis revelam que em São Luís (MA), por exemplo, o índice de queixas de dores crônicas chega a 47%, enquanto em Salvador (BA), chega a 41% e em São Paulo, fica entre 30% e 40%. Entre a população mundial, de 20% a 30% sofrem com essas dores. A informação foi dada pelo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor (SBED), Durval Campos Kraychete, que também coordena o Ambulatório da Dor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Segundo ele, dependendo do tipo de política governamental de saúde, esses números podem aumentar ou diminuir. “Se você [adota] medidas preventivas para a dor, a tendência é diminuir. Mas se a dor continuar subestimada, em termos de avaliação e de diagnóstico, e subtratada, a tendência é aumentar”. Kraychete disse que a média de tempo que um paciente com dor leva até procurar um ambulatório ou serviço especializado é de oito anos. “Aí, já estão bem comprometidos do ponto de vista da doença, muitas vezes com incapacidade”. Para o especialista, a implantação no Sistema Único de Saúde (SUS) dos Centros de Referência em Tratamento da Dor Crônica, criados por meio da Portaria 1.319/2002, do Ministério da Saúde, poderá contribuir para melhorar o tratamento da população brasileira afetada por vários tipos de dor crônica e reduzir esses índices. “Porque isso acaba tendo impactos econômicos enormes”, destacou.

Comente agora
06
Mai
Anvisa suspende lote de dipirona sódica
Postado por: Anacley Souza / 14:25h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso do lote L-DP 13G082, com validade até julho de 2015, do medicamento dipirona sódica 500 mg/ml, solução injetável, marca Dipifarma, fabricado pela Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense Ltda. Laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias de Minas Gerais apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, em que se constatou ampola com partículas de coloração escura. A Anvisa determinou que a empresa recolha o estoque existente no mercado. Até as 15h30, a Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense Ltda não havia se pronunciado. (Agência Brasil)

Comente agora
06
Mai
Interpol emite alerta em 190 países para 'pílula assassina' usada para emagrecimento
Postado por: Anacley Souza / 13:32h

A Interpol emitiu um alerta global para 190 países sobre a 2,4-dinitrofenol, substância ilícita e potencialmente letal, utilizada em medicamentos para emagrecer ou para fazer o chamado "body-building". O alerta aponta a droga como uma "séria e iminente" ameaça para a segurança pública e surge dias após a morte de uma mulher na Grã-Bretanha. Eloise Aimee Parry, 21 anos, comprou em um site as pílulas para emagrecer e a suspeita é de que o medicamento tivesse a 2,4-dinitrofenol na composição. Além da moça, um homem na França ficou gravemente doente após tomar o mesmo remédio. Os testes com as pílulas estão sendo realizados em parceria com a Wada, a agência mundial antidoping. Além de ser vendido em pó e cápsulas, o elemento é disponibilizado em forma de creme. Além de ser um princípio ativo ilegal, há outros riscos para a saúde, segundo a Interpol. O remédio é feito em laboratórios clandestinos, sem seguir normas de higiene e sem especialistas em suas produções — o que ainda expõe os usuários ao risco de superdosagem. A proibição da venda do dinitrofenol ocorreu em 1930. Até então, era largamente usado pela população.

Comente agora
06
Mai
Dia Sem Dieta incentiva aceitação do peso
Postado por: Anacley Souza / 13:02h

Ainda pouco conhecido no Brasil, o dia 6 de maio é considerado o "Dia Internacional Sem Dieta", data dedicada a mostrar que a busca por uma forma física "perfeita" através de dietas radicais não vale a pena e nem é saudável. A ideia da data surgiu em 1992 pela fundadora da associação "Diet Breakers", Mary Evans Young. Em um de seus livros, a britânica, que já lutou contra a anorexia, conta que decidiu agir depois que viu "um programa de televisão em que as mulheres se submetiam a intervenções cirúrgicas para reduzir o peso" e conheceu a história de uma garota de 15 anos que se suicidou por sofrer bullying por que era gorda. Desde então, o dia 6 de maio tem como objetivo incentivar a aceitação do próprio peso, a destruição das noções pré-definidas de "beleza" e de "corpo perfeito" e o alerta dos riscos para a saúde física e mental de se seguir uma dieta. As comemorações do dia começaram há 20 anos no Reino Unido e aos poucos se espalharam para outros países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. "A data é uma grande oportunidade para encorajar os indivíduos a terem estilos de vida saudáveis sem a obsessão de perder peso", explicou o Centro Nacional para Distúrbios Alimentares do Canadá em seu site.

Comente agora
06
Mai
Crianças estressadas comem mais por culpa dos pais, aponta pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:05h

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que as crianças apresentam uma tendência a comer demais quando estão chateadas, e os principais causadores disso são os pais que oferecem alimento como recompensa para frustrações. Meninos e meninas com idades entre 5 e 7 anos foram testados com o objetivo de observar a incidência do comportamento, que é aprendido e não natural. Na verdade, a tendência natural é que o estresse reduza o apetite. Segundo a publicação, os pesquisadores dividiram as crianças em dois grupos e pediram que elas colorissem uma imagem para, em seguida, ganharem um brinquedo. No entanto, um dos grupos teve o material necessário para concluir o desenho retirado, o que os afastava do prêmio final. Enquanto os pesquisadores "procuravam" o giz de cera, as crianças comiam alimentos oferecidos na sala. As crianças em situação de "estresse" comeram mais, principalmente aquelas que receberam alimento como recompensa no passado. De acordo com os pesquisadores, ainda é necessária uma maior investigação para conclusões mais claras.

 

Comente agora
06
Mai
Saiba mais sobre a relação entre diabetes e obesidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:09h

Fazer dieta, pelo motivo que for, é um tormento para a maioria das pessoas. E não é difícil imaginar o porquê: ter que cortar os alimentos mais gostosos do cardápio e ainda por cima comer quase sempre as mesmas coisas durante o dia não é mesmo fácil. Quem tem diabetes mellitus tipo 2, a forma mais comum da doença, tem que lidar com uma dieta repetitiva, pouco estimulante e restritiva, o que contribui para que o paciente acabe dando as famosas “escapadas”. O organismo de quem tem diabetes tipo 2 produz uma quantidade insuficiente de insulina ou não consegue utilizá-la da maneira adequada para desempenhar bem suas funções. Por causar poucos sintomas, a pessoa muitas vezes demora anos para receber o diagnóstico de diabetes, o que pode causar complicações graves no coração e no cérebro.

Obesidade e diabetes: Diabetes é uma doença associada à obesidade e à vida sedentária. Dados de 2013 da Federação Mundial de Diabetes apontam que 80% dos 11,9 milhões de brasileiros adultos com diabetes estão com sobrepeso. Essa e outras estatísticas demonstram que o aumento de peso agrava o avanço da doença. É preciso ficar atento, pois o sobrepeso e a obesidade facilitam o surgimento de outras enfermidades concomitantes, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, disfunções pulmonares e problemas psiquiátricos e de reprodução. Felizmente, a doença pode, muitas vezes, ser controlada apenas com mudanças no estilo de vida do paciente, como aumento de atividade física e perda de peso por meio de uma dieta adequada — que devem ser feitos, é claro, com o acompanhamento de um especialista. Leia mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
06
Mai
Gema de ovo e salmão ajudam na formação dos dentes do bebê
Postado por: Samile Macedo / 07:19h

A partir dos seis meses de idade, em média, começam a nascer os primeiros dentinhos do bebê. Nesta época, já é possível substituir a alimentação líquida por uma mais pastosa e, mais para frente, oferecer à criança alimentos mais consistentes que incentivam a mastigação e o desenvolvimento da dentição infantil. “Papinhas, frutas amassadas e sopas são alguns dos alimentos que podem começar a fazer parte da dieta da criança assim que os dentinhos apontam”, diz Gustavo Camilo do Nascimento Costa, cirurgião-dentista especializado em odontopediatria. Para o especialista, mastigar é preciso e, por isso, todo alimento que promove esse ato de maneira adequada é fundamental para o desenvolvimento do complexo orofacial da criança. “Os alimentos são estímulos importantes para que haja o crescimento correto dos ossos, como a maxila e a mandíbula, além do amadurecimento dos músculos mastigadores e o desenvolvimento e posicionamento correto dos dentes”, diz Gustavo. Por isso, é importante que a criança tenha uma dieta balanceada e bastante variada para que além da mastigação, também sejam bem desenvolvidas as funções da fala, respiração e deglutição.

Alimentos mais consistentesA partir de um ano, a criança já está praticamente com a mastigação desenvolvida e, portanto, alimentos mais consistentes podem ser introduzidos em sua dieta.

Comente agora
06
Mai
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus promove Campanha de Higienização das Mãos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:05h

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente, está promovendo de 04 a 8 de maio uma Campanha de Higienização das Mãos. As atividades incluem palestras, orientações da lavagem correta das mãos e sorteios de brindes para os participantes. A campanha faz alusão ao Dia Internacional de Higienização das Mãos, comemorado no dia 05 de maio, e ao dia 15, em que é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar. A médica infectologista da Unidade, Dra. Lívia Gonçalves destaca que o objetivo da campanha deste ano é chamar a atenção para a importância da higiene das mãos no combate aos micro-organismos multirresistentes. A campanha se destina não apenas aos profissionais do HRSAJ, mas a todos profissionais de saúde e se propõe a ser uma campanha educativa e de conscientização quanto à importância da correta higienização das mãos. “A campanha de conscientização da lavagem das mãos iniciou-se com ações educativas para alertar principalmente os profissionais de saúde, bem como os pacientes sobre a forma correta e segura de higienizar as mãos e evitar o contágio de doenças.

Um comentário
06
Mai
Enquanto casos de dengue cresce no estado, Salvador tem queda de quase 60%
Postado por: Letícia Oliveira / 03:30h

Se o avanço da dengue na Bahia tem assustado muitos municípios, Salvador vai na contramão.  As ocorrências na capital caíram quase 60%, enquanto o número de casos da doença cresceu no estado — onde foram 20.813 notificações em 2015  contra 8.241 no mesmo período do ano passado, representando um aumento de 153%, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Já em Salvador, este ano foram 997 registros, contra 2.442 no ano passado, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Além disso, em 2015, Salvador teve um óbito por dengue, em fevereiro. A essa altura, em 2014, já eram três: em fevereiro, março e abril. O que foi definitivo para essa diminuição, explica o coordenador da Vigilância Sanitária no município, Ênio Soares, foi o combate intenso ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “A gente estava até esperando um número (de casos) maior, porque o do ano passado foi dentro da normalidade, se compararmos com os anos anteriores. Mas como vimos o avanço da febre chikungunya no estado, combatemos o mesmo vetor e isso nos ajudou. Nos antecipamos a uma possível epidemia. Se a gente não fizesse isso, certamente teríamos muito mais casos ”, explicou.

Comente agora
06
Mai
Veja as respostas para as principais perguntas sobre doação de medula óssea
Postado por: Letícia Oliveira / 02:37h

O que é medula óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por ‘tutano’. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

O que é transplante de medula óssea?

É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical. 

Quem pode doar?

Comente agora
05
Mai
Raspar a língua com limpador dá fim ao mau hálito, sabia?
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 17:08h

Os raspadores linguais devem ser usados após a escovação. Feitos de um plástico bem resistente (fácil de lavar e secar), servem para alcançar o fundo da língua para eliminar os resíduos que formam a saburra lingual. A saburra é uma camada esbranquiçada ou amarelada que se fixa no dorso da língua e é composta por restos de alimentos, células descamadas da mucosa bucal e bactérias. Presente em mais de 90% dos casos de halitose – na maioria, como a principal origem –, esse problema tem diversas causas, mas pode ser evitado com o uso correto e frequente de raspadores linguais. Segundo um estudo feito pela USP (Universidade de São Paulo) os raspadores são bem mais eficientes na remoção da saburra do que as escovas dentais ou outros instrumentos usados para esse fim, como gazes umedecidas. A pesquisa mostrou, que os raspadores conseguiram diminuir em até 75% a produção dos gases mal cheirosos. Já as escovas, apenas 45%. “Além de não removerem a saburra de maneira adequada, fazendo com que a secreção continue produzindo o odor forte, as escovas dentais ainda causam ânsia de vômito nas pessoas”, diz a Ana Kolbe, dentista especialista no diagnóstico e tratamento da halitose. Problema que não incomoda com os raspadores. “Eles são confortáveis, não machucam, nem agridem a língua, não causam ânsia de vomito e ainda recolhem toda a saburra lingual para que o paciente não engula as bactérias”, diz Ana. A escova apenas retira parte do material deixando-o espalhado pela boca. 

Parceria escova + raspador: 

Comente agora
05
Mai
Como saber se ganho de peso após a musculação é gordura ou músculo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:13h

Ao iniciar um programa de exercícios é importante ter parâmetros de como você está. Através de um avaliação de composição corporal conseguimos identificar o índice de gordura corporal e de massa magra de todo o seu organismo. Assim, podemos controlar o progresso do plano de treinos. Se você começou seus treinos de musculação, mas seu peso na balança não caiu, você deve observar se está consumindo mais calorias do que gastando, ou você pode estar ganhando massa muscular, e com isso trocando a massa de gordura por músculos. Nas reavaliações durante o planejamento dos seus treinos conseguimos observar o que está acontecendo. A massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, 1 quilo de músculo é o mesmo que 1 kg de gordura, porém o músculo é mais compacto. Isso significa que a massa magra ocupa menos espaço no corpo do que a massa gorda. Por isso, quando realizamos um treinamento muscular percebemos que nossas roupas caem bem melhor, aquela calça que ficava justa na barriga, agora está mais folgada na cintura. Justifica-se aí a redução de circunferência, e a manutenção ou ganho de peso. Faça o teste em um açougue ao pedir 1 kg de músculo e 1 kg de gordura, depois disso compare o volume de ambas as peças. 

Comente agora
05
Mai
Ministério da Saúde destaca o Dia Mundial da Asma nesta terça-feira e alerta sobre a doença
Postado por: Samile Macedo / 11:35h

Essa terça-feira (5) é o Dia Mundial de Combate a Asma e o Ministério da Saúde alerta para a doença que atinge cerca de seis milhões de brasileiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um programa chamado Iniciativa Global da Asma (Gina), com objetivos de promover a colaboração internacional em pesquisas, relatórios e estudos sobre a asma, encorajando a disseminação e a adoção desses relatórios como fontes para intervenções efetivas de prevenção e controle da doença. Desde 2011, o SUS fornece tratamento gratuito aos asmáticos por meio do Programa Farmácia Popular. Os medicamentos podem ser obtidos com a apresentação do CPF e da receita médica, os pacientes da rede privada também podem ter a medicação de graça. Em 2014, conforme Pesquisa Nacional de Saúde, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas com a medicação. (Metro1)

Comente agora
05
Mai
Metade das amostras coletadas com sintomas de zika vírus deram positivo para dengue
Postado por: Samile Macedo / 11:28h

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), por meio da vigilância epidemiológica, informou nesta terça-feira (5) que, até o momento, não foi notificada oficialmente pelos pesquisadores da Universidade Federal da Bahia sobre os casos de zika vírus. Devido à necessidade de notificação compulsória, o órgão solicitou as amostras para análise em laboratórios credenciados: Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador, laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos. Por meio de nota, a Sesab esclareceu ainda que o resultado foi positivo para dengue em 50% das 500 amostras coletadas de pacientes com doenças exantemáticas ditas indeterminadas. Há ainda positivos para rubéola, sarampo e Parvovirus B19. A secretaria ressaltou ainda que uma análise criteriosa está em curso e é preciso ficar claro que todas as manifestações de doenças exantemáticas não podem ser consideradas zika vírus, que pertence ao gênero Flavivírus da família Flaviviridae, a mesma da febre amarela, febre do Nilo, dengue e chikungunya, por exemplo. (BN)

Comente agora
05
Mai
Reunião sobre o direcionamento da extinta 4ª DIRES esta acontecendo em S. A. de Jesus
Postado por: Samile Macedo / 09:35h

Desde às 9h da manhã desta terça-feira (05) em Santo Antônio de Jesus, acontece uma reunião no Núcleo Regional de Saúde (antiga 4ª DIRES) envolvendo a Conselho Intergestores Regional, representantes da pasta de saúde na  Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e Secretários de Saúde de vários municípios da região circunvizinha à cidade santoantoniense. Segundo informações da Rádio Andaiá FM, a pauta sobre o direcionamento de atividades das antigas Diretorias Regionais de Saúde está sendo discutida com ampla participação e espera-se que algum avanço nas negociações seja atingido durante o transcorrer da reunião que até o presente momento acontece tranquilamente. Uma comissão do Núcleo Regional de Saúde do município estará se dirigindo para a  Assembleia Legislativa na capital baiana nesta tarde para falar sobre as questões que envolvem o aumento salarial e há expectativas quanto ao atendimento da reivindicação que é apontada desde o final do ano passado. O assunto envolvendo a extinção das DIRES é discutido desde o início do ano, após medida tomada pelo governador do Estado Rui Costa de extinguir o órgão de saúde e outras estruturas governamentais. Entenda o caso envolvendo a extinção das DIRES clicando aqui.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Mai
Descubra quais são os alimentos ajudam a desinchar a barriga
Postado por: Samile Macedo / 08:43h

Quem nunca sentiu a barriga desconfortável, com sensação de inchaço, especialmente após uma refeição? Na maioria das vezes, a causa do problema está no que ingerimos ao longo do dia. Segundo a nutricionista, Cristiane Spricigo, consultora da farmácia online Netfarma, uma dieta saudável, rica em fibras e alimentos que auxiliam na digestão é o pontapé inicial para que o corpo funcione bem. Confira algumas dicas da nutricionista para evitar esse problema:  

1 – Comer frutasUma das frutas mais benéficas ao bom funcionamento do organismo é o mamão. Ele possui as enzimas papaína e quimopapaína, que quebram as proteínas e evitam a constipação. Para eliminar o excesso de sódio do corpo, alimentos ricos em potássio como a banana são uma boa pedida. Outras frutas aliadas do sistema digestivo são o abacaxi, a melancia e o melão. Com função diurética, eles combatem a prisão de ventre, o inchaço, os gases, entre outros problemas. “As frutas também ajudam a hidratar o corpo e eliminar as toxinas. Mas, além de consumi-las, é necessário ingerir bastante água, pelo menos 8 copos por dia. Na primeira semana, já é possível perceber a melhora”, afirma a nutricionista.  

Um comentário
05
Mai
Dois terços de mortes de mães e bebês podem ser evitados por parteiras, diz ONU
Postado por: Samile Macedo / 07:53h

No Dia Mundial da Parteira, lembrado nesta terça-feira (5), o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) destacou que o trabalho das parteiras pode evitar cerca de dois terços de todas as mortes maternas e entre recém-nascidos registradas no mundo. A estimativa do fundo é que o serviço dessas profissionais salve 300 mil mulheres e 3 milhões de bebês todos os anos. De acordo com a entidade, as parteiras também são capazes de oferecer 87% de todos os serviços relacionados à saúde sexual e reprodutiva materna e ao desenvolvimento do recém-nascido. Ainda assim, apenas 42% das pessoas com habilidades para serem parteiras trabalham nos 73 países onde são registradas mais de 90% das mortes maternas e de recém-nascidos. Segundo informações da Agência Brasil, desde 2008, o fundo das Nações Unidas trabalha em parceria com governos e formadores de políticas públicas na tentativa de construir uma força-tarefa de parteiras competentes e bem treinadas para atuar em localidades de baixa renda.

Comente agora
05
Mai
HRSAJ abre processo seletivo para Copeiro (a) e Higienização
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:43h

No período de 05 a 07 de maio de 2015, estarão abertas inscrições do Processo Seletivo para Copeiro (a) do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os interessados deverão entregar currículo na Portaria Administrativa do HRSAJ.

  • Vaga:
  • Copeiro (a)
  • Requisitos:
  • Ensino Médio Completo
  • 06 meses de experiência (desejável)

No período de 05 a 08 de maio de 2015, estará aberto   Processo Seletivo para Agente Operacional masculino do  Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os Interessados deverão  entregar currículo na Portaria Administrativa do HRSAJ.

  • Vaga:
  • Agente Operacional Masculino (Higienização)
  • Requisitos:
  • Ensino Médio Completo
  • 06 meses de experiência (desejável)
Um comentário
05
Mai
Ministro da Saúde descarta vacina contra a dengue em curto prazo
Postado por: Letícia Oliveira / 06:41h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta segunda-feira (4) que, embora defenda a antecipação de testes da vacina contra a dengue, o imunizante não estará disponível em curto prazo. "Criar na população brasileira a esperança de que nós teremos nas próximas semanas ou nos próximos meses uma vacina é equivocado", disse o ministro em evento em São Paulo. No mês passado, o Instituto Butantã protocolou um pedido de antecipação da última fase de testes da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para 2016. "Não é para sair vacinando. É para fazer a parte 3, que é a fase clínica", explicou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo Chioro, a análise deverá ser feita "com a maior prioridade possível". "Entretanto, não podemos queimar etapas."

Comente agora
05
Mai
Saiba como como Identificar o Infarto; cardiologista dá dicas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:21h

O infarto do miocárdio tem sintomas visíveis, por isso, as pessoas precisam estar atentas quando o corpo “falar”. A primeira pista de que a pessoa pode estar sofrendo um infarto é o grande desconforto causado por uma dor intensa sentida no centro do peito. Outros indícios são:

Dor para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo;

  • Sensação de desmaio;
  • Suor excessivo;
  • Náusea e vômitos;
  • Falta de ar.

Este quadro significa que a situação é grave e a melhor coisa a fazer é buscar ajuda. Ao surgirem os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar socorro imediatamente. Os cardiologistas usam a máxima “dor acima do umbigo é sinal de perigo”.

Comente agora
05
Mai
Vacina contra meningite B chega ao Brasil; dose custará a partir de R$ 340
Postado por: Letícia Oliveira / 05:20h
A farmacêutica GSK lança nesta terça-feira (5) no Brasil uma nova vacina para prevenir a meningite bacteriana tipo B, imunização ainda não realizada na rede pública para combater o subtipo da doença. Aprovada em janeiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina chamada de Bexsero já é oferecida pela companhia nos Estados Unidos e na Europa. Desenvolvida a partir de 1995, a medicação é recomendada principalmente para crianças com até 1 ano. Segundo a GSK, cada dose será oferecida às clínicas por R$ 340, mas o preço pode variar entre os estados brasileiros devido à tributação. Segundo a empresa, bebês com idade entre 2 a 5 meses precisam tomar três doses a cada dois meses. Em crianças com faixa etária entre 6 e 11 meses, a recomendação é de duas doses, no mesmo intervalo. Ambas as faixas etárias são classificadas como grupo prioritário. Já para quem tem mais de 1 ano e até 50 anos, a recomendação é de duas doses a cada dois meses. A GSK vai requerer ao Ministério da Saúde a incorporação do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Caso seja aprovada, a vacina poderá integrar o calendário nacional de vacinação. (Bem Estar)
Comente agora
05
Mai
Especialistas em saúde desaconselham automedicação em casos de suspeita de dengue
Postado por: Letícia Oliveira / 03:36h

Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde, quando um caso de dengue é constatado, a pessoa é imediatamente avisada, a fim de que se agilize sua recuperação. Além disso, agentes de endemias vão à residência do paciente e fazem o chamado 'bloqueio focal', onde é jogado inseticida no entorno da casa. A assistente de farmácia hospitalar Ednalva Oliveira, 45, recebeu o diagnóstico há um mês. Ela conta que quando procurou um posto de saúde estava com fortes dores nas articulações e manchas pelo corpo. "Me ligaram quatro dias depois que fiz o exame. Então fui orientada a tomar bastante água e ficar em repouso. Agora estou curada", disse.

Tratamento:

Comente agora
05
Mai
Dengue cresce 153% na Bahia nos 4 primeiros meses em relação a 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 02:20h

A Bahia reflete um drama comum em vários outros estados: este ano, até o dia 24 de abril, foram notificados em território baiano 20.813 casos de dengue. Um aumento de 153% em relação ao mesmo período de 2014, quando houve 8.241 registros, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O estado da Bahia está entre os dez primeiros com maior número absoluto de casos da doença de 1º de janeiro a 18 de abril, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. Ocupa o 8º lugar, com 20.746 ocorrências neste período. No ranking nacional, os três primeiros colocados são os estados de São Paulo (401.564), Goiás (63.203) e Minas Gerais (60.838). No país, foram registrados 745.900 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Quanto às taxas por 100 mil habitantes, a Bahia cai para a 14ª posição (137,2 por 100 mil). Os três primeiros colocados são Acre (1.064,8), Goiás (968,9) e São Paulo (911,9). (ATarde)

Comente agora
04
Mai
Hemobrás pretende produzir tratamento da hemofilia no Brasil até 2020
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:08h

Com 15 dias de nascido, João Pedro Dias, 14 anos, recebeu o diagnóstico que era portador da hemofilia, uma doença hereditária e genética que causa sangramentos e hemorragias constantes. Evanilton Siqueira, 23 anos, morador de Amargosa (a 235 km de Salvador) passou por maus bocados desde a descoberta da doença: longos períodos de internação no Hospital Roberto Santos às sequelas nos joelhos e cotovelos pelos sangramentos. A presença da hemofilia, a superação das dificuldades e o ganho de qualidade de vida desde que começaram a fazer a tratamento com o fator VIII recombinante, um hemoderivado, obtido por meio de engenharia genética e que passou a ser produzido no Brasil, em Pernambuco, na sede da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) unem a história desses dois jovens. Em menos de dois anos, foram distribuídos mais de 1,2 milhão de frascos do recombinante para os hemocentros de todo o Brasil, possibilitando uma nova esperança para os portadores. Mãe de Evanilton e Anderson, 12, ambos com hemofilia, Nilda Siqueira conta que tudo está muito mais fácil agora. “Já cheguei a andar 30 minutos com Evanilton nos braços para que ele pudesse fazer o tratamento, agora, podemos trazer o medicamento para casa, eles mesmos se aplicam e a vida segue bem perto da normalidade”, conta, destacando que apesar das sequelas do sangramento nos joelhos e cotovelos ter atrapalhado a vida do filho mais velho, especialmente nos estudos, atualmente, ele consegue estudar e trabalhar como qualquer rapaz.

Comente agora
04
Mai
Pessoas com insônia são mais sensíveis à dor, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 17:57h

Se você tem problemas para adormecer, também pode ser mais sensível à dor. Essa é a conclusão de uma pesquisa do Instituto Norueguês de Saúde Pública, publicada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor. Os dados são do jornal Daily Mail. Mais de 10 mil adultos foram submetidos a um teste padrão de sensibilidade à dor, mantendo as suas mãos submersas em água fria durante o maior tempo possível. Apenas 32% dos participantes foram capazes de aguentar os 106 segundos propostos. Constatou-se que, em comparação com as pessoas que não têm problema para cair no sono, as taxas de baixa tolerância à dor eram 52% mais elevadas nas que sofrem de insônia mais de uma vez por semana e 24% quando se tem o problema uma vez por mês, levando-as a tirar as mãos da água antes. A sensibilidade estava ligada a quanto tempo se leva para adormecer, não à duração do sono. Ainda não se sabe a explicação para o fato. Os resultados também sugerem que fatores psicológicos podem contribuir para a relação entre problemas do sono e dor, embora mais pesquisas são necessárias para explorar o papel de neurotransmissores, substâncias químicas cerebrais que comunicam informações em todo o cérebro e corpo. Para quem tem insônia, aconselha-se ficar longe de cafeína e refeições pesadas no fim do dia e à noite. Tomar um banho quente e ouvir música relaxante são atitudes que podem facilitar o adormecer.

Comente agora
04
Mai
Morre na França segundo paciente a receber um coração artificial
Postado por: Anacley Souza / 15:28h

O segundo paciente na França a receber um coração artificial de última geração morreu oito meses após a cirurgia, informou a empresa de biotecnologia Carmat. O homem, de 69 anos, que preferiu não se identificar, estava gravemente doente quando recebeu o coração experimental, visto como uma solução de longo prazo para pacientes com insuficiência cardíaca em fase terminal. Carmat, a empresa que projetou o chamado coração artificial mais avançado do mundo, disse que o paciente deu entrada no hospital na sexta-feira com um "colapso circulatório". Uma equipe médica percebeu que o coração não estava funcionando corretamente e transplantou um novo aparelho, mas o paciente morreu no sábado de complicações pós-operatórias. Corações artificiais são usados há anos como uma correção temporária para pacientes com problemas cardíacos crônicos. Apesar disso, a empresa Carmat espera descobrir uma solução de longo prazo para os milhares de pacientes que sofrem de doenças cardíacas - principal causa de morte em todo o mundo - e não estão aptos a receber um transplante. O aparelho, implantado no tórax do paciente, é uma mistura de materiais sintéticos e tecido animal, e tem como objetivo imitar a forma e a função de um coração humano saudável.

Comente agora
04
Mai
Ministro volta atrás e admite epidemia de dengue, mas nega mudança de estratégia
Postado por: Anacley Souza / 15:05h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, admitiu que o Brasil vive uma epidemia de dengue, mas descartou que vai fazer alterações nas estratégias para combater a doença. Valendo-se de um discurso de "compartilhar os desafios de controlar a dengue", Chioro evitou responsabilizar individualmente alguma esfera de governo ou atribuir aos cidadãos a culpa pelo aumento no número de casos da doença. O jornal O Estado de S.Paulo revelou que a taxa de incidência nacional já chega a 367,8 casos por 100 mil habitantes, considerada epidêmica segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em cerca de 34 minutos de entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 04, o ministro foi questionado três vezes se o País vivia ou não uma situação de epidemia. Na primeira vez, negou. No entanto, confrontado pelos dados, o ministro voltou atrás. "Nós temos 745.957 casos até o dia 18 de abril e sabemos que esse número aumentará. O Brasil vive uma situação de epidemia", afirmou Chioro. A situação ainda tende a se agravar porque o pico da doença acontece a partir da segunda quinzena de abril, além das primeiras semanas de maio - números que ainda não foram contabilizados. Apesar da situação, o ministro deixou claro que não deve adotar medidas emergenciais para conter a doença. "Isso não muda absolutamente nada o plano de contingência e a estratégia de controle", disse.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com