As comentadas


Boa noite , Sábado, 29/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

26
Ago
Teste genético em recém-nascido pode direcionar estilo de vida
Postado por: Letícia Oliveira / 11:40h

Um teste genético, já disponível em algumas clínicas e hospitais, é capaz de prever se um recém-nascido tem mais propensão a desenvolver doenças crônicas ou até mesmo se tornar obeso ou vítima de morte súbita no futuro. A boa notícia é que o resultado do mapeamento genético não é apenas um diagnóstico adiantado, pode ser também uma ferramenta para que a família saiba cultivar hábitos adequados, afirmam os especialistas. É o que se chama de influência ambiental. Um exmplo é o cigarro. Como todo mundo sabe, fumar faz mal. Mas, para aqueles que têm geneticamente uma chance maior de desenvolver enfisema pulmonar, o cigarro será ainda mais maléfico. Uma criança com chance maior para enfinsema pulmonar precisa crescer muito consciente da distância que deve manter do tabaco. O mesmo vale para o colesterol por razões genéticas. Se um bebê tem cravado nos genes uma predisposição maior a ter colesterol ruim aumentado, é importante que os pais estejam atentos desde o início quanto à alimentação e a importância da prática de exercícios físicos. “O risco cardiovascular é cumulativo. Se a pessoa nunca teve uma vida regrada e depois de mais velho começa a ter, não vai melhorar muito”, explica Ciro Martinhago, membro do departamento de genética do Hospital Albert Einstein e diretor da Chromosome Medicina Genômica.

Comente agora
26
Ago
Ator que fez Professor Girafales é internado no México: "situação delicada"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:19h

O ator Rubén Aguirre, que ficou conhecido por interpretador o Professor Girafales no seriado Chaves, está internado em um hospital no México. "A situação do meu pai é um pouco delicada", disse Arturo Aguirre para a rede Televisa. O ator de 80 anos está internado desde o sábado (23), com um quadro de desidratação e anemia.  Aguirre passou mal após voltar de uma viagem a Puerto Vallarta. O filho dele atribuiu a condição do pai a fatores como alimentação e a altura da Cidade do México, que fica em uma altitude de 2.235 metros. Ele também sofre de problemas renais e diabetes. Ainda segundo Arturo, o estado de saúde do pai não é considerado grave. No entanto, mesmo se sentindo mal, Aguirre se recusava a ir ao hospital. "É triste, mas nós o trouxemos arrastado", conta o filho. O ex-Professor Girafales está internado na Clínica 8 Del Seguro Social. (Correio)

Comente agora
25
Ago
Surto de ebola mata mais de 120 profissionais de saúde, segundo OMS
Postado por: Letícia Oliveira / 22:14h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje (25) que o número profissionais de saúde contaminados pelo vírus ebola já é sem precedentes. Ao todo 240 profissionais ficaram doentes e mais de 120 morreram em decorrência da febre. A morte de pessoas das equipes afeta o trabalho de combate ao vírus, pois, além de reduzir o número de pessoas, assusta os profissionais que poderiam vir a colaborar. Em Serra Leoa, na Libéria, na Guiné e na Nigéria morreram 1.427 pessoas em decorrência do vírus desde o início do ano. Segundo a OMS, a escassez e o uso indevido de equipamentos de proteção são fatores que ocasionam a disseminação da doença entre os profissionais de saúde.

Comente agora
25
Ago
S. A. de Jesus: Secretária garante que resolverá problemas da falta de medicamentos nos postos de saúde
Postado por: Anacley Souza / 17:08h

Em entrevista a Andaiá FM, a secretária de saúde do município de Santo Antônio de Jesus, Laurijane Mercês, falou a respeito da falta de medicação e materiais básicos nas unidades de saúde da família. Segundo ela, a questão que envolve a distribuição das medicações nos postos e centros de atendimento a saúde se dá devido à disponibilidade do abastecimento pelo Governo da Bahia, porém o estado está sofrendo com a desassistência, sendo assim medidas estão sendo tomadas diante da situação. Em relação à falta de material básico, especialmente fraldas descartáveis distribuídas pela secretaria, Laurijane minimizou a situação e culpou a empresa fornecedora pelo desfalque. Conforme a entrevistada, uma empresa foi devidamente licitada e contratada para o serviço, no entanto a mesma está com déficit na entrega, “tivemos um problema com a empresa que fazia o fornecimento de medicamento e de matérias, com os curativos e materiais, que são as fraldas descartáveis”, informou. Complementando a informação, a secretária afirmou que a secretaria juntamente com a administração municipal fez uma compra de emergência para sanar o problema, “fizemos uma compra para abastecer a dispensa de fraldas e minimizar a situação. E um processo licitatório foi autorizado para a compra de medicamentos e materiais”, declarou. Finalizando a entrevista, ela garantiu que a empresa devedora está impossibilitada de participar de outro processo licitatório e a situação será resolvida o quanto antes.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora
25
Ago
HRSAJ divulga resultado final do processo seletivo para Motorista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:46h

NOME

1º. LUIS XAVIER DE MEDEIROS FILHO

2º. EDSON BARRETO BITENCOURTE

Comente agora
25
Ago
USP testa uso de derivado da maconha contra insônia
Postado por: Anacley Souza / 12:19h

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto começaram testes com canabidiol – substância derivada da maconha – para entender os seus efeitos no sono. De acordo com o professor da Faculdade de Medicina (FMRP) José Alexandre de Souza Crippa, o teste com a substância em outros distúrbios neurológicos já apresentou resultados positivos e 40 voluntários foram convocados para participar do novo estudo. O objetivo é avaliar se o medicamento seria eficaz em manter os níveis de relaxamento durante a noite. “Já mostramos previamente que o canabidiol é capaz de atuar melhorando alguns distúrbios do sono, especialmente em pacientes com Parkinson, em um transtorno de modo específico chamado transtorno comportamental de sono REM, que não tem tratamento farmacológico adequado atualmente”, explica Crippa. Testes em animais apresentaram melhoras em quadro de insônia. A comercialização da substância é atualmente vetada no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com exceção de casos em que os pacientes obtêm autorizações especial. Por isso, a USP enviou, em julho, uma carta aberta ao órgão em que defende a sua reclassificação. “A polêmica é porque o canabidiol é um composto que está presente na Cannabis sativa [maconha]. Se ele estivesse na jabuticaba, por exemplo, não haveria nenhuma polêmica”, garante o pesquisador. Informações do G1.

Comente agora
25
Ago
Cremeb convoca profissionais de saúde para votação de representante estadual no Conselho Federal de Medicina
Postado por: Anacley Souza / 12:02h

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) realiza, nestas segunda (25) e terça-feira (26) a votação para a escolha do representante estadual no Conselho Federal de Medicina (CFM). Todos os médicos do Estado foram convocados para votar em uma das duplas das três chapas concorrentes ao posto de conselheiro federal, que possui um mandato com duração de cinco anos (01/10/2014 a 30/09/2019). Quem for eleito representará os médicos baianos em Brasília, fiscalizando a prática médica e atuando em prol da defesa da saúde da população, da ética na profissão e de uma boa formação técnica e humanista. A votação acontece na sede do Cremeb (rua Guadalajara, 175, Morro do Gato - Barra), na ABM (rua Baependi, 162, Ondina) e no Sindimed (rua Macapá, 214, Ondina), das 8h às 20h. De acordo com nota enviada pela assessoria do Cremeb, o voto é obrigatório para os médicos em pleno gozo dos direitos políticos e facultativo aqueles com mais de 70 anos. Além disso, o Cremeb contabiliza os votos por correspondência recebidos na sede do Conselho até esta terça (26). Os que optaram por essa forma de votação, mas ainda não realizaram o voto, devem comparecer às urnas nos dias supracitados. No mesmo período, o Cremeb irá realizar as eleições para os membros das Delegacias Regionais do Conselho, mas neste caso será aceito apenas o voto por correspondência. Maiores informações no site da entidade www.cremeb.org.br

Comente agora
25
Ago
Conhecida das crianças, Ritalina agora virou a "droga dos concurseiros"
Postado por: Anacley Souza / 09:58h

Depois de ganhar a fama como a “droga da obediência” por ser muito receitada para crianças com sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o metilfenidato – mais conhecido pelo nome comercial Ritalina –, vem agora sendo usado de forma indiscriminada e, na maioria das vezes, sem orientação médica por estudantes e concurseiros. Pelas redes sociais não é difícil encontrar alunos relatando o uso da “pílula da inteligência” ou a “droga dos concurseiros” para “turbinar” os estudos. Um exemplo é a estudante de obstetrícia Pollyana Garcia, 18, que usou o remédio “para se concentrar melhor”. “Eu usei uma vez porque estava muito nervosa com a prova e passei quase a noite inteira estudando. Minha mãe falou para eu tomar, mas que seria a única vez porque ela também tinha medo de causar dependência. Eu consegui fazer a prova sem ficar muito nervosa”. Essa prática perigosamente comum atualmente de fazer uso do medicamento como aprimoramento cognitivo, ou seja, com a finalidade de melhorar o desempenho nos estudos e no trabalho, é um dos motivos para o crescimento de 775% no consumo da droga, entre 2003 (94 kg) e 2012 (875 kg), segundo a psicóloga Denise Barros. O número faz parte de sua tese de doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU). “Ainda não existem muitas pesquisas clínicas sobre os efeitos e consequências desse uso por pessoas saudáveis, mas o que já se tem notícia é que a Ritalina é uma medicação com grande risco de abuso e classificada pela ONU entre os grupos de maior perigo para a saúde”, alerta.

Comente agora
25
Ago
Doenças mentais são diagnosticadas em 164 policiais baianos nos últimos 2 anos
Postado por: Anacley Souza / 08:29h

Estresse diário, risco de morte, desgastes físico e mental, responsabilidade de representar o estado, preservar a ordem pública e combater a violência, cobrança da sociedade, entre outros fatores, fazem da atividade policial ser uma das profissões mais estressantes. Alguns estudos revelam que dentre as 149 profissões estudadas apenas 10 excediam a Policial em doenças do coração, diabetes, insônia, suicídio e outras relacionadas com o estresse. Na Bahia, conforme a Polícia Militar, houve, no ano de 2010, um total de 102 policiais militares diagnosticados com problemas de doença mental. Em 2013 foram registrados 62 PMs com o mesmo diagnóstico. Segundo a corporação, “os policiais militares com problemas de saúde podem ser afastados da atividade operacional e cumprir expediente administrativo ou, a depender da situação, de qualquer tipo de serviço da corporação (administrativo ou operacional)”, explica. A Polícia Militar, no entanto, não possui o quantitativo de policiais afastados do serviço. Conforme o departamento de comunicação do órgão, os afastamentos são controlados individualmente por cada unidade da Corporação. Existem cerca de 30 mil policiais militares na Bahia e dez mil deles atuam na capital. O capitão da PM, Eder Cruz, explica que a rotina do policial implica no risco de morte, além da cobrança sofrida para o cumprimento do dever.

Comente agora
25
Ago
Assembleia definirá se o Hospital Espanhol será penhorado
Postado por: Anacley Souza / 07:01h

Foi realizada na tarde da última sexta-feira (22) uma reunião para definir a situação do Hospital Espanhol, localizado na Barra, em Salvador. Demétrio Moreira Garcia, presidente do hospital, informou ao Aratu Online que a negociação com o Desenbahia em relação ao prazo para pagamento do financiamento fornecido à instituição de saúde, permaneceu em 6 meses, o que já era esperado pelo conselho. "Na terça-feira (26), será realizada uma reunião com o conselho deliberativo para aprovar ou não a penhora do hospital. É complicado negociar porque quanto maior o risco, mais caro fica o financiamento. O governo tem uma preocupação grande com o hospital, assim como os médicos afinal, são 129 anos de existência", esclareceu Demétrio esperançoso. Neste momento, 30 pessoas seguem internadas na unidade de saúde. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assim como a UTI neonatal, estão fechadas. A emergência também não está recebendo pacientes. (Aratu)

Comente agora
24
Ago
Teste reprova 14 de 15 marcas de 'whey protein'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:23h

Atenção, consumidor! Principalmente você que frequenta academia! O Inmetro testou os suplementos alimentares à base de proteína mais consumidos por quem é atleta ou pega pesado na malhação. Será que eles são confiáveis?

Na academia, onde tem gente puxando ferro, está aquela garrafinha cheia de whey protein!

“Whey protein é um suplemento derivado do soro do leite. E ali no soro do leite você tem uma grande quantidade de proteínas, aminoácidos diversos. Os anabolizantes são produtos derivados de hormônios sintéticos. Ou seja, da testosterona, do hormônio masculino”, destaca a nutricionista Monica Dalmacio. O Fantástico foi saber se esses suplementos têm mesmo proteína com o teste do Inmetro.

“Houve um grande aumento no consumo desse produto. Além disso, algumas denúncias foram sinalizadas por parte de alguns distribuidores e com isso houve um grande número de pedidos para nós do Inmetro que fizéssemos a análise dos suplementos proteicos”, diz o analista executivo do Inmetro Walace Cestari.

Comente agora
24
Ago
Alergias de pele estão aparecendo cada vez mais cedo nas crianças brasileiras
Postado por: Anacley Souza / 14:39h

A dermatite de contato, a popular alergia de pele, é um problema de saúde que tem se tornado cada vez mais comuns entre crianças. “É um problema que demora para aparecer, pois se desenvolve após anos de contato com determinada substância – que passa a irritar a pele. Atualmente, as crianças têm sido expostas muito cedo a esses alérgenos, desenvolvendo essa alergia cada vez mais cedo”, explica Annia Cordeiro Lourenço, dermatologista e diretora da Clínica da Pele Annia Lourenço. Entre os vilões, estão as bijuterias e também produtos industrializados, como perfumes, maquiagens, lenços umedecidos e tintas. “O contato constante com as substâncias presentes nesses itens leva ao aparecimento da dermatite”, alerta. Como o problema aparece após o longo tempo de contato com as substâncias, é comum que a alergia apareça na vida adulta. Além dos metais presentes nas bijuterias, conservantes e corantes de cosméticos, couro e borracha são algumas causas recorrentes de dermatites.

Comente agora
24
Ago
10 exames que podem informar onde está a causa da infertilidade humana
Postado por: Anacley Souza / 11:46h

Apesar de 10% dos casos de infertilidade não terem a causa identificada pela medicina, quando submetidos ao tratamento de reprodução assistida, esses casais chegam a ter até 50% de chances de conseguir engravidar. “Em homens e mulheres, as causas de infertilidade variam conforme as predisposições genéticas, idade biológica e fatores externos que eventualmente podem ter causado a incapacidade de ter filhos”, observa Claudia Gomes Padilla, médica especialista em reprodução humana do Grupo Huntington. Por outro lado, um diagnóstico mal realizado pode não identificar as razões da infertilidade e sugerir, de forma equivocada, que o problema não tem causa conhecida. Por isso, a médica listou alguns exames que podem ser utilizados para garantir que as causas da infertilidade serão checadas até a última hipótese antes de dada como não diagnosticável:

1 - Dosagem de hormônios – Deve ser realizado para avaliar atividade ovariana e desenvolvimento dos folículos, assim como os períodos de ovulação. Os hormônios dosados geralmente são FSH, LH, Estrogênio, Prolactina, Progesterona, hormônio anti-mulleriano. Em casos específicos adicionam-se hormônios da tireoide e androgênios.

Comente agora
24
Ago
Ajudar o próximo faz bem ao coração
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:00h

De acordo com um estudo da Universidade norte-americana de Carnegie Mellon, ajudar os outros é benéfico para o coração. O estudo concluiu que, por exemplo, os idosos que fazem voluntariado têm menos probabilidade de sofrer de tensão alta. De facto, ajudar o próximo parece ter efeitos benéficos na saúde, especialmente no coração. Nesse sentido, o fazer pelo menos 200 horas por ano de voluntariado, por parte de idosos, acarreta uma menor probabilidade de sofrer de tensão alta. De forma mais pormenorizados, segundo o estudo, publicado na revista da Associação Americana de Psicologia, a redução do risco de vir a sofrer de tensão alta por parte dos idosos é de cerca de 40%. Nesse sentido, sugere o estudo, ajudar os outros com frequência pode ser uma alternativa natural ao tratamento da hipertensão, tendo também benefícios psicológicos, morais e sociais.

Comente agora
23
Ago
Alckmin segue internado em SP, sem previsão de alta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:53h

O governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB, Geraldo Alckmin, vai continuar internado no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas para tratamento, sem previsão de alta. A informação foi divulgada no final da tarde deste sábado (23) pela assessoria de imprensa do Incor. “Dada a estabilidade do quadro clínico, novo boletim médico será divulgado somente por ocasião da alta hospital do governador ou na ocorrência de fato relevante na evolução de seu quadro clínico”, diz o comunicado. Como vai continuar internado no hospital, Alckmin não irá ao debate promovido hoje à noite (23) pela TV Bandeirantes com os concorrentes ao governo do Estado de São Paulo. Alckmin está internado no Incor desde ontem (22), quando passou mal e apresentou quadro de infecção intestinal causada por bactéria. De acordo com boletim divulgado hoje mais cedo, o governador está sendo tratado com antibióticos por via intravenosa e analgésicos. A equipe que assiste o paciente é liderada pelos professores doutores David Uip, infectologista, e Flair José Carrilho, gastroenterologista.

Comente agora
23
Ago
Após 23 dias, Netinho sai do hospital para almoçar com amigos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:58h

O cantor Netinho deixou o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste sábado (23) pela primeira vez desde que se internou para tratar da tontura que passou a sentir após sofrer um AVC, no ano passado. O cantor, que estava internado há 23 dias, foi almoçar com a irmã, os empresários e amigos em um restaurante no bairro dos Jardins. Bem humorado, Netinho contou que já sente os primeiros sinais de melhora. 'Ainda sinto alguma tontura, mas não mais como antes. Estou progredindo e sei que sairei 100% daqui' disse o baiano, que durante o almoço traçou planos para novos shows e para o lançamento de sua biografia, que esta sendo escrita.

Comente agora
23
Ago
Grávidas devem evitar atum, recomenda levantamento
Postado por: Anacley Souza / 15:19h

A revista Consumer Reports fez um novo levantamento sobre segurança no consumo de frutos do mar. A nova pesquisa levantou uma questão entre as mulheres grávidas: exposição ao mercúrio. "Estamos preocupados com o atum enlatado, que é um dos alimentos consumidos mais comumente nos Estados Unidos. Encorajamos as mulheres grávidas a evitar todo o atum", disse Jean Halloran, diretor da instituição, apontando para os altos níveis de mercúrio encontrados em animais marinhos. Embora o artigo faça o alerta principalmente para grávidas e crianças, o estudo ainda aponta que o problema pode atingir todos que consumirem quantidades elevadas do alimento. Adultos que comem mais 680 gramas de frutos do mar por semana devem evitar este grupos de alimentos que podem conter altas quantidades de mercúrio, explica o texto, citando o sushi de atum como um deles. No entanto, a publicação explica que há 20 tipo de frutos do mar que podem ser ingeridos por crianças e grávidas várias vezes por semana sem a mesma preocupação. A pesquisa encontrou baixos níveis de mercúrio no salmão, vieiras, camarão, caranguejo, truta, linguado e tilápia. Peixes frutos do mar são ricos em ômega-3, ácidos graxos saudáveis e outros nutrientes em geral. Porém, o contato frequente com mercúrio pode trazer danos ao cérebro e sistema nervoso. (Terra)

Comente agora
23
Ago
Porto Seguro: Após tomar medicamento 30 estudantes passam mal
Postado por: Anacley Souza / 14:02h

Cerca de 30 alunos do Colégio Estadual Cristina Batista em Porto seguro, no sul do estado, apresentaram uma reação alérgica na pele depois de tomar um medicamento durante a campanha nacional de combate à hanseníase e verminose, na tarde de sexta-feira (22). Os alunos foram encaminhados para o hospital municipal da cidade, atendidos e liberados. Ninguém precisou ficar internado e a alergia foi cutânea. A secretaria de saúde emitiu uma nota informando que amostras de água, da merenda escolar e do medicamento administrado nos estudantes foram encaminhadas para o laboratório central em Salvador. A validade dos medicamentos é setembro 2018 a campanha está temporariamente suspensa na cidade até que as análises sejam concluídas. (G1 Bahia/ Foto: Blog Cabresto)

Comente agora
23
Ago
Cadeirinha de bebê tem o dobro de bactérias que banheiro, revela estudo
Postado por: Anacley Souza / 12:00h

Cadeirinhas de criança têm duas vezes mais bactérias do que um banheiro, segundo estudo da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Para chegar a esta conclusão, foram estudadas 2.000 assentos. De acordo com a pesquisa, foram descobertos cerca de cem diferentes tipos de bactérias, entre elas, as perigosas E.coli e a salmonela. Já nos banheiros são encontrados em média 50 tipos. O estudo também concluiu que pelo menos 1 em cada 10 britânicos anda com seu carro bagunçado e cheio de sujeira. Mark Griffths, especialista em segurança veicular, afirmou que muitas pessoas estão dirigindo um carro que se assemelha a uma lixeira e não percebem os perigos que isso traz à saúde. "Para se manter seguro durante a condução e evitar riscos à saúde, o motorista deve limpar regularmente o seu carro por dentro e por fora. A bagunça, bem como os germes, pode apresentar um verdadeiro perigo de morte", informa. Em entrevista ao DailyMail, Anne-Marie Krachler, do Instituto de Microbiolgia e infecção da Universidade de Birmigham, afirmou que carros mal-cuidados podem expor seus donos a uma enorme quantidade de bactérias potencialmente prejudiciais. "Ambientes assim favorecem a proliferação dessas bactérias e proporcionam um lugar muito propício para elas se multiplicarem. Por isso é fundamental manter a limpeza dos veículos", completa. (Revista Nossa Saúde)

Comente agora
23
Ago
Vacinação dupla contra pólio pode acelerar a erradicação global da doença
Postado por: Anacley Souza / 09:45h

Uma nova pesquisa aponta que usar dois tipos de vacina contra a pólio pode acelerar a erradicação da doença no mundo. A vacina oral vem sendo a principal arma para acabar com a pólio, mas testes feitos na Índia mostraram que a imunidade à doença aumenta quando também é usada uma vacina injetável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que os resultados, publicados na revista Science, são "históricos". História de sucesso O pólio se espalha por meio de fezes contaminadas e pode causar paralisia ou até mesmo ser fatal. A luta contra a doença é uma das mais bem-sucedidas histórias da saúde mundial. Em 1988, havia mais de 350 mil casos de pólio em 125 países. Hoje, a doença é comum em apenas três países, Nigéria, Afeganistão e Pquistão,  e os casos no mundo foram reduzidos em 99%. Duas gotas da vacina oral, que contém amostras do vírus enfraquecido, são a forma mais usada para combater o pólio, porque é um método barato e cria uma resistência ao vírus no sistema digestivo. Mas sua eficácia pode ser afetada pela interferência de outras infecções. A saída tem sido fazer uma vacinação múltipla, também com a vacina injetável, que usa uma forma inativa do vírus e cria imunidade na corrente sanguínea. Os testes na Índia mostraram que a vacina injetável confere uma maior imunidade do que múltiplas gotas da vacina oral. No país, crianças chegaram a receber 30 doses da vacina até completarem 5 anos de idade.

Comente agora
23
Ago
Feto é extraído do corpo de mulher indiana depois de 36 anos
Postado por: Anacley Souza / 09:33h

Médicos removeram o esqueleto de um bebê deixado no corpo da mãe há 36 anos na Índia, informou o Daily Mail. Kantabai Thakre engravidou em 1978, quando tinha 24 anos. Na época, os médicos disseram à mulher que seu bebê tinha poucas chances de sobreviver após detectarem que ele estava crescendo fora do útero. Aterrorizada com a cirurgia, ela fugiu e procurou atendimento em uma clínica local. Como a dor desapareceu após alguns meses, Thakre ficou convencida de que o problema tinha sido resolvido. No entanto, 36 anos depois, a mulher, hoje com 60 anos, voltou a ter fortes dores de estômago. Os médicos do Salve Institute of Medical Sciences, no centro da cidade de Nagpur, na Índia, descobriram através de uma ultrassonografia e de uma tomografia computadorizada que havia uma massa de matéria dura e calcificada entre o útero, os intestinos e a bexiga da mulher. "O líquido amniótico que protege o feto pode ter sido absorvido e os tecidos moles derretidos ao longo do tempo, sobrando apenas um saco de ossos com um pouco de líquido", contou o médico Mohammad Yunus Shah. Essa massa calcificada estava comprimindo o sistema urinário de Thakre, comprometendo a função dos rins, daí a explicação para as dores que ela sentia.

Comente agora
23
Ago
Baianos registram quase 450 ações na justiça em um ano e meio
Postado por: Anacley Souza / 07:12h

A sina de quem precisa de remédios e não pode comprar tem na Justiça a última e desesperadora tentativa. Segundo dados da Advocacia Geral da União fornecidos ao Bahia Notícias, de janeiro de 2013 até julho de 2014, foram ajuizadas 446 ações como forma de garantir o fornecimento de remédios com preço acima do praticado pelo mercado. A maioria dos processos, segundo a AGU, ou 90% são feitos na capital. Ações individuais não são computadas pela instituição. Pela necessidade diária de alguns pacientes, como a aposentada Maria Josely Soares, de 64 anos, que tem fibrose cística, doença genética que afeta os aparelho respiratório e digestivo,  e precisa do antibiótico colomicina inalatória, o custo pode ser de R$ 9 mil mensais, o que torna quase impossível arcar com as despesas já que a medicação é para a vida inteira. Segundo a aposentada, em 2010, um advogado levou o caso à Justiça e a liminar concedeu o direito de ela ser assistida no Hospital Octávio Mangabeira, administrado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). No entanto, desde dezembro do ano passado, a aposentada vive sem o remédio, o que retarda o tratamento e coloca em xeque a eficácia do poder judiciário nesses casos. “Tenho sido ajudada por instituições de outros estados, como Paraná e Rio Grande do Sul”, diz Maria Josely ao Bahia Notícias.

Comente agora
23
Ago
Ebola: Ministério lança campanha contra boatos e Bahia está ‘preparada’ para evitar epidemia
Postado por: Anacley Souza / 06:55h

Para informar a população sobre as ações feitas para evitar que o ebola entre no país, o Ministério da Saúde (MS) lançou a campanha #EsclareceMS, com publicações em diferentes redes sociais. A iniciativa surgiu após diversos boatos começarem a circular na rede sobre supostos casos brasileiros da doença, o que se intensificou com a declaração da epidemia do vírus como emergência sanitária internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Enviados principalmente pelo aplicativo Whatsapp, os textos falavam de casos no Maranhão e Rio de Janeiro que teriam sido “escondidos” pelo ministério. Por isso, com o mote “O Ministério da Saúde é o primeiro a saber. Seja o segundo”, a ação também visa viralizar na internet e repassar para a imprensa informações reais sobre as ações de preparação para evitar que a doença chegue ou alguma outra contaminação. As ações de prevenção foram reforçadas também em cada estado. De acordo com Juarez Dias, coordenador de Emergências da Saúde Pública, a Bahia se organizou em duas frentes de trabalho. “Nós elaboramos um plano de contingência para a fase antes que a doença chegue e um de enfrentamento caso o vírus chegue nas cidades”, explicou ao Bahia Notícias. Dias afirma que foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os portos e aeroportos baianos, principalmente voltados para os navios e voos que venham dos países africanos afetados; com os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que identificarão e transportarão os possíveis infectados; com as unidades especializadas onde se dará a internação; com o Laboratório Central do Estado, que fará os exames de verificação; e com a Vigilância Sanitária, que dará fim aos dejetos que entrarem em contato com os pacientes.

Comente agora
22
Ago
Alckmin é internado com infecção em SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:35h

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi internado na tarde desta sexta-feira (22) no Incor, na capital paulista. O governador foi diagnosticado com infecção intestinal, segundo sua assessoria. Alckmin cumpriu agenda nesta manhã na capital paulista, mas se sentiu mal no começo da tarde e foi levado ao hospital. De acordo com assessores, ele está bem e a expectativa é que a internação seja breve. Entretanto, os compromissos previstos para esta tarde foram cancelados. Mais cedo, Alckmin assinou a Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 18-Bronze do Metrô, que liga os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Após o evento, Alckmin falou sobre suas propostas para a área de transportes metropolitanos. (G1)

Comente agora
22
Ago
Assembleia na terça-feira (26) definirá se o Hospital Espanhol será penhorado
Postado por: Anacley Souza / 21:58h

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (22) uma reunião para definir a situação do Hospital Espanhol, localizado na Barra, em Salvador. Demétrio Moreira Garcia, presidente do hospital, informou ao Aratu Online que a negociação com o Desenbahia em relação ao prazo para pagamento do financiamento fornecido à instituição de saúde, permaneceu em 6 meses, o que já era esperado pelo conselho. "Na terça-feira (26), será realizada uma reunião com o conselho deliberativo para aprovar ou não a penhora do hospital. É complicado negociar porque quanto maior o risco, mais caro fica o financiamento. O governo tem uma preocupação grande com o hospital, assim como os médicos afinal, são 129 anos de existência", esclareceu Demétrio esperançoso. Neste momento, 30 pessoas seguem internadas na unidade de saúde. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assim como a UTI neonatal, estão fechadas. A emergência também não está recebendo pacientes. (Aratu)

Um comentário
22
Ago
Cigarro com baixo teor de nicotina não eleva a vontade de fumar, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 21:53h

Cigarros com níveis reduzidos de nicotina não fazem com que os fumantes fumem mais, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira no periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. Reduzir a quantidade de nicotina dos cigarros não faz com que os tabagistas fumem mais cigarros para saciar o vício em nicotina. A pesquisa contou com a participação de 72 adultos fumantes com idades entre 18 e 65 anos. Na primeira semana do estudo, os voluntários fumaram cigarros com 1,2 mg de nicotina. Nas três semanas seguintes, a quantidade da substância diminuiu progressivamente: 0,6 mg, 0,3 mg e 0,05 mg. A cada sete dias, eram recolhidas amostras de urina e realizados testes de "bafômetro", em que se media o nível de monóxido de carbono no indivíduo. Durante o estudo, o número de tragos e de cigarros consumidos pelos participantes não mudou. Também não se alteraram os níveis de monóxido de carbono e de 1-hidroxipireno,composto presente no cigarro que pode causar câncer. Nos Estados Unidos, a Lei do Tabaco de 2009 determinou que o teor de nicotina dos cigarros fosse reduzido a quantidades insignificantes. "Acreditava-se que, depois dessa lei, os tabagistas fumariam mais para saciar a vontade de nicotina", diz o coautor do estudo, David Hammond, professor na Faculdade de Saúde Pública e de Sistema de Saúde da Universidade de Waterloo, no Canadá. "O estudo sugere que isso pode não ser verdade." Segundo ele, a pesquisa "pode ajudar as entidades reguladoras a antecipar as possíveis consequências da redução da nicotina nos cigarros". (Revista Veja)

Comente agora
22
Ago
Ebola assusta turistas brasileiros com viagem marcada para a África
Postado por: Letícia Oliveira / 14:39h

A epidemia de ebola que matou mais de mil pessoas em uma região da África Ocidental está preocupando turistas brasileiros que vão passar férias no continente – mesmo os que irão para destinos a milhares de quilômetros da área afetada. O vírus com alto grau de letalidade deixou mais de 1.300 mortos na Guiné, Serra Leoa e Libéria. Também houve cinco casos na Nigéria. Agentes de turismo relatam que têm recebido ligações de clientes com viagem marcada para países como África do Sul, Quênia e Tanzânia, que querem se informar sobre os riscos de viajar para lá neste momento. “Tem bastante gente preocupada e pedindo informações. Mas mostramos o mapa com as distâncias, explicamos a dificuldade de o vírus chegar aos países com os quais a gente trabalha e eles acabam se tranquilizando”, diz Eliane Barzilay, consultora da Safari 365, que só trabalha com destinos africanos. Segundo Eliane, houve apenas uma desistência entre seus clientes em razão do vírus: um casal de idosos que viajaria com parentes para África do Sul, Botswana e Zâmbia. “O resto da família vai, mas a senhora tem mais de 80 anos, a saúde debilitada, e entrou em pânico. O marido admitiu que não é um medo lógico, mas eles preferiram não ir”, conta ela.

Um comentário
22
Ago
Exame avalia qualidade de sangue encaminhado para as transfusões
Postado por: Letícia Oliveira / 13:05h

Desde o início deste ano, todos os bancos de sangue do Brasil, públicos e privados, são obrigados a realizar, nas amostras das bolsas de sangue para transfusão, o Teste de Ácido Nucleico (Teste NAT). O exame avalia a qualidade do sangue encaminhado para a transfusão, visando descartar qualquer chance do paciente receber sangue contaminado. O Teste NAT já é realizado em todas as bolsas de sangue coletado pelo Sistema Único de Saúde, o que corresponde a 75% do sangue colhido no Brasil. A coordenadora de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Montoril, conta da importância do Teste NAT, aliado a outras ações já existentes para a qualidade do sangue usado em transfusão .

Comente agora
22
Ago
Genética causa 50% dos casos de obesidade, diz especialista
Postado por: Letícia Oliveira / 07:32h

Estar acima do peso e não conseguir emagrecer é um problema que pode ser relacionado a fatores mais complexos do que apenas uma dieta irregular ou uma rotina sedentária. De acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern, algumas pessoas apresentam problemas relacionados à genética ou até mesmo metabólicos que dificultam a perda de peso e faz com que a obesidade se torne um risco ainda maior. "Existem pessoas que produzem gordura com mais facilidade. Nesses casos, mesmo que elas a consumam numa quantidade não muito grande no dia a dia, acabam estocando gordura com mais facilidade", ressalta o especialista. Halpern alerta que nem sempre a questão hormonal é a responsável por uma obesidade descontrolada, como o hipotiroidismo ou outras disfunções do gênero. De acordo com ele, "as disfunções hormonais são a causa de no máximo 10% dos casos de obesidade". "O que quero dizer é que os mecanismos para fazer engordar são muito mais complexos do que apenas os alimentos. A pessoa pode e deve fazer uma dieta, mas pode ser que não venha a funcionar. Muitas vezes ela precisa tomar remédio ou investigar o que está acontecendo com ela", defende o endocrinologista. Entre os fatores que colaboram para o ganho de peso estão, além do sedentarismo, o uso de alguns medicamentos, mudanças de hábitos, estresse e diversos outros fatores muito pouco observados por quem busca perder peso.

Comente agora
21
Ago
HRSAJ divulga resultado final do processo seletivo para Higienização
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:31h
  • ALINE RIBEIRO DOS SANTOS
  • ANA CRISTINA DE JESUS ANDRADE
  • CÁTIA OLIVEIRA DA SILVA
  • ELIANE DA SILVA BARBOSA
  • EMANUELA SANTOS DE JESUS
  • JAIARA SILVA MELO
  • MAGALI DE MORAES ESTEVO
  • MARCOS LIMA DA CRUZ
  • MARIA DO CARMO CORREIA LIMA
  • MARIA HELENA DOS SANTOS SILVA
Comente agora
21
Ago
Portaria do Ministério da Saúde libera R$ 55,4 milhões para reestruturação de hospitais universitários
Postado por: Anacley Souza / 10:16h

Portarias do Ministério da Saúde publicadas hoje (21) no Diário Oficial da União disponibilizam um total de R$ 55,4 milhões para a reestruturação de hospitais universitários federais. Os serviços incluem a modernização de elevadores, a adequação de estruturas físicas já existentes e a aquisição de móveis e equipamentos médico-hospitalares. De acordo com a pasta, o Fundo Nacional de Saúde vai adotar as medidas necessárias para a descentralização orçamentária. A liberação dos recursos fica condicionada à comprovação, pelo hospital, da necessidade para pagamento imediato, de forma a não comprometer o fluxo de caixa do fundo. As portarias entram em vigor nesta quinta-feira (21). (Agência Brasil)

Comente agora
21
Ago
Cardiologista fala sobre Doença Aterosclerótica Obstrutiva Periférica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:56h

A doença aterosclerótica obstrutiva de membros inferiores (DAOMI) apresenta elevado potencial de gravidade, não somente pelo risco de perda do membro inferior mais principalmente pela íntima relação com a coexistência de doença aterosclerótica difusa e risco elevado aumentado desses pacientes em desenvolver morte, AVC e IAM. A DAOMI é hoje considerada um fator de risco independente para mortalidade global e cardiovascular (aumenta em 2x). A doença aterosclerótica coronária silente ou sintomática está associada com a DAOMI, podendo chegar a 90% dos casos. A sua prevalência é maior entre homens, idosos, diabéticos, obesos e tabagistas e o seu tratamento clínico baseia-se no rigoroso controle dos fatores de risco tais como: diabetes, dislipidemia, tabagismo e hipertensão arterial em associação com prática regular de exercício físico e utilização que promovam aumento do fluxo para musculatura isquêmica dos membros inferiores.

Comente agora
20
Ago
Número de mortes causadas pelo ebola na África aumenta para 1.350 pessoas
Postado por: Letícia Oliveira / 15:47h

Subiu para 1.350 o número de pessoas que morreram em decorrência do vírus ebola no Oeste da África. Entre os dias 17 e 18 de agosto, foram registrados mais 221 casos da doença e seis mortes. Até agora, 396 pessoas morreram na Guiné, 576 na Libéria, quatro na Nigéria e 374 em Serra Leoa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por conta própria, algumas companhias aéreas decidiram suspender os voos para os quatro países onde houve registros da doença (Serra Leoa, Libéria, Guiné e Nigéria). Mas a organização já esclareceu que o contágio durante uma viagem aérea é muito improvável e que não recomenda a suspensão de trânsito de pessoas entre os países. A OMS destacou que, na maioria dos casos, as transmissões ocorreram em rituais de sepultamento e por falta de controle da infecção.

Comente agora
20
Ago
Fumar na gravidez pode afetar saúde de gerações futuras
Postado por: Letícia Oliveira / 14:33h

Um  novo estudo inglês publicado no American Journal of Human Biology concluiu que fumar durante a gestação não afeta somente a vida do feto, mas também a saúde das futuras gerações da mulher, inclusive os netos. As informações são do site inglês Daily Mail. De acordo com a pesquisa, os netos de avós maternas que consumiram tabaco durante a gestação tendem a ser mais obesos durante a adolescência. Nos casos em que a avó e a mãe são fumantes, as netas apresentaram tendências de serem menores e mais magras comparadas com aquelas meninas que somente as mães fumaram na gravidez. Já para os casos em que as avós paternas eram fumantes, mas as mães mantinham uma vida saudável, as netas tendem a ser mais altas. E, tanto netas como netos, mostraram terem maior massa óssea e massa muscular mais magra. "Estes efeitos entre gerações percebidos em avós fumantes durante a gestação precisam ser levados em consideração para estudos futuros que analisam o crescimento e desenvolvimento infantil", explica o professor Marcus Pembrey, responsável pelo estudo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, fumar durante a gravidez aumenta as chances de aborto, partos prematuros e reduz as chances do bebê reagir a complicações na hora do nascimento. (Terra)

Comente agora
20
Ago
Stº. Antº. de Jesus: Campanha de Vacinação Antirrábica terá início no próximo sábado (23)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:23h

A vacina antirrábica é gratuita e serve para prevenir os animais domésticos do vírus da raiva, doença que acomete a maioria dos animais. Em Santo Antônio de Jesus, a campanha terá início neste mês de agosto e se estenderá até setembro. Em entrevista a Recôncavo FM, a diretora de vigilância a saúde, Daiane Mascarenhas informou que a secretaria de saúde irá iniciar a campanha de vacinação animal de acordo com o calendário de saúde, então os animais já podem começar a ser vacinados. A vacinação antirrábica é uma forma de evitar a raiva animal e consequentemente, a raiva humana”, informou. Segundo ela, todas as unidades de saúde funcionam normalmente das 8h às 17h e haverá mais oito unidades volantes circulando nas áreas cobertas, principalmente, para que os anmais não fiquem sem se vacinar. A raiva é letal e não tem cura, portanto se um animal agredir uma pessoa e esta pessoa não procurar uma unidade de saúde para tomar a vacina antirrábica humana, pode estar correndo risco de vida. A campanha terá início no próximo sábado (23) e irá até o dia 15 de setembro.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
20
Ago
Nova teste pré-natal está disponível em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 13:56h
Um exame com tecnologia inovadora de triagem pré-natal não invasiva chega a Salvador. O Harmony Test possui alto grau de sensibilidade para indicar o risco para síndromes causadas por anomalias genéticas, como a Síndrome de Down e outras relacionadas aos cromossomos sexuais.  Além de poder identificar o sexo do bebê na 10ª semana de gravidez. Segundo o presidente da Comissão de Medicina Fetal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), doutor Eduardo Fonseca, o principal benefício do Harmony Test, além da diminuição de diagnósticos superficiais, é o rastreamento com alto grau de sensibilidade de diversas síndromes, como Down e Edward, além das relacionadas aos cromossomos sexuais. "Ao apresentar este novo método, pretendemos diminuir o alto número de exames invasivos, além de tranquilizar as gestantes, principalmente, as que se encontram acima dos 35 anos, pois sabemos que o estresse pode acarretar outros problemas", explica. Essa nova tecnologia de ponta, chega na capital baiana através de uma parceria do LabcoNOÛS, referência internacional que atua também em outros 12 países, com laboratórios na cidade baiana. (Bocão News)
Comente agora
20
Ago
Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:26h

Quatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. tiveram lotes suspensos por determinação da Anvisa, entre eles o Paracetamol 500 mg, indicado para febre e alívio de dores. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20). O lote 1998101 do Paracetamol 500 mg, com validade em 11/2015, foi suspenso depois que um consumidor contatou o Procon para denunciar  que havia um parafuso no lugar de um dos comprimidos, em uma das cartelas do medicamento. Após notificação do Procon, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. O medicamento Cetoconazol 200 mg, indicado para tratamentos de infecções por fungos ou leveduras, teve suspenso o lote 1048105, com validade em 6/2015.  O motivo da suspensão foi uma queixa de um consumidor feita ao SAC do laboratório. Ele afirmou que encontrou um outro medicamento, o Atenolol 100 mg, na cartela do Cetoconazol. O lote foi distribuído em Goiás, Amazonas, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Comente agora
20
Ago
Paciente encontra parafuso dentro de cartela de Paracetamol
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:08h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira, 20, a suspensão da venda e distribuição de quatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro. Em vez dos remédios anunciados, embalagens apresentavam outros medicamentos e até mesmo parafuso. Os casos foram descobertos depois de denúncias de consumidores. Entre os produtos estavam analgésicos, pomadas para tratamento de fungos e redução do colesterol. A proibição está presente em resolução da Anvisa publicada no Diário Oficial da União de hoje. O lote 1998101, do Paracetamol 500 mg, produzido pelo Laboratório Teuto, foi suspenso depois de um consumidor ter identificado em uma das embalagens a presença de um parafuso em lugar do comprimido. A validade do lote é novembro de 2015. A denúncia foi feita ao Procon. A empresa, que já iniciou o recolhimento voluntário do lote, informou que o produto foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Outro produto suspenso foi o comprimido de 200 mg de Cetoconzol, lote 1048105.

Comente agora
20
Ago
93% dos brasileiros estão insatisfeitos com sistema de saúde
Postado por: Anacley Souza / 12:31h

Um estudo divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nesta terça-feira mostra que 93% dos eleitores brasileiros consideram o serviço de saúde do país, tanto público quanto privado, como péssimo, ruim ou regular. Entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de insatisfação é de 87%. A pesquisa foi feita em junho pelo instituto Datafolha a pedido do CFM. Ao todo, foram entrevistadas 2.418 pessoas maiores de 16 anos e moradoras de regiões de todo o país. Segundo o levantamento, 92% dos brasileiros buscaram atendimento no SUS nos últimos dois anos, sendo que 89% conseguiram ser atendidos. Mesmo assim, mais da metade desses entrevistados considera que conseguir um serviço na rede pública de saúde é difícil ou muito difícil, principalmente no caso de cirurgias e procedimentos específicos, como hemodiálise e quimioterapia. Uma das principais queixas em relação ao SUS é o tempo que leva para o usuário ser atendido. Segundo o estudo, 30% dos entrevistados estão na fila de espera da rede pública de saúde ou possuem algum familiar nessa situação. Das pessoas que aguardam atendimento, 29% esperam há pelo menos seis meses, sendo que metade delas está na fila há mais de um ano. Apenas 20% afirmam ter conseguido o serviço em menos de um mês após o pedido de consulta, exame ou cirurgia. "Essa sobrecarga no atendimento de urgência e emergência acentua a visão negativa sobre o SUS e demonstra a total falta de gestão e regulação do sistema. É ali que, diariamente, pacientes e médicos e outros profissionais de saúde constatam o abandono deste serviço público que, para muitos, é a única alternativa", afirma Roberto d’Avila, presidente do CFM.

Um comentário
20
Ago
Homem diz ter passado por constrangimento em Hospital de Laje: "Fui chamado de inseto"
Postado por: Letícia Oliveira / 10:52h

Um cidadão procurou a Recôncvo FM afirmando ter passando constrangimento no Hospital de Laje. Ele contou que levou sua esposa, que estava em trabalho de parto, até a unidade, porém foi maltratado, inclusive foi chamado de inseto por parte de um enfermeiro. Conforme o homem, sempre que levava a paciente ao hospital o médico aplicava o soro, dizia que era normal as dores e a mandava de volta para casa, porém a mulher já estava com 9 meses de gestação. “Mandaram fazer uma ultrassom em São Miguel das Matas, falei com o secretário, ele pediu que o hospital entrasse em contato com o mesmo, mas isso não aconteceu. Cheguei em Santo Antônio de Jesus, o médico deu o soro e minha filha nasceu, enquanto em Laje só dava o soro para aliviar a dor, por pouco não aconteceu o pior”, relatou, acrescentando que a mãe da sua filha sentia contrações muito fortes a ponto de vomitar e passar mal. Ainda segundo o denunciante, ao questionar o enfermeiro, foi chamado de “inseto”. “Além de me chamar de inseto, disse que ia chamar a polícia para mim, mas eu não sou ladrão”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
20
Ago
Médicos não sabem como notificar casos de violência contra mulher
Postado por: Anacley Souza / 07:37h

Uma lei obriga hospitais da rede pública e privada notificar casos de violência psicológica, física e sexual contra mulheres, adolescentes, crianças e idosos. Publicada recentemente no Diário Oficial do Município (16/08/14), a lei de número 8.646 ainda falta ser regulamentada. Enquanto isto, a direção de hospitais particulares ainda não tem nenhum planejamento. Para o presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), Raimundo Correia, ainda não há definição de como os hospitais privados agirão, assinalando que “ainda é muito cedo para se pensar como fazer, pois a lei ainda nem foi regulamentada”. Correia frisou que nos hospitais particulares não são muito comuns ocorrências deste tipo, argumentando que “a maior parte destes pacientes vai para a rede pública. Para nós não é muito frequente, mas de qualquer forma vai implicar”. O médico aproveitou para falar que existem várias leis pendentes sobre no atendimento de saúde e criticou algumas delas. “Por exemplo, a que determina 15 minutos para atender paciente. Como se vai prever o que vai acontecer? O médico não trabalha em fábrica de automóvel, que se pode determinar o tempo de conserto”, lamentou. Outra lei também não regulamentada, criticada pelo presidente do Sindhosba, é a que obriga todos os hospitais a colocarem câmeras nos quartos dos pacientes. “Isto é uma coisa terrível, atinge a privacidade do paciente, como ele vai se portar no seu quarto durante 24 horas? São coisas feitas por pessoas que nunca vivenciaram como é o dia a dia em um hospital”, desabafou. (Tribuna)

Comente agora
20
Ago
Estudo traçará perfil da saúde cardiovascular dos estudantes baianos
Postado por: Anacley Souza / 07:06h

Os técnicos do Erica (Estudos de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes) darão início, a partir desta quarta-feira (20), ao cronograma de visitas às escolas escolhidas pelo projeto no estado da Bahia. A primeira instituição contemplada será o Colégio Estadual João Pedro Santos, localizada na Avenida Bonocô, na capital baiana. A estratégia traçará o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares entre os estudantes de 12 a 17 anos de 50 instituições de ensino das redes públicas e privada baianas - 42 em Salvador e seis distribuídas entre as cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Simões Filho e Juazeiro. O estudo possibilitará ainda realizar de forma pioneira uma fotografia dessa população, bem como conhecer a proporção de adolescentes com diabetes, hipertensão arterial e obesidade, além de apontar os fatores determinantes que influenciaram para o aumento da incidência das doenças entre esse público. A Bahia é o 25º estado a ser visitado pela iniciativa que está sendo realizada em todo país. Até o momento, mais de 70 mil alunos de mais de 1.000 instituições de ensino de todo Brasil, entre públicas e particulares já participaram do estudo. (Record)

Comente agora
19
Ago
Pesquisa diz que 93% estão insatisfeitos com SUS e saúde privada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:48h

Na pesquisa, foi pedido aos entrevistados que dessem notas de zero a dez para a saúde no Brasil e para o SUS. O estudo considera ruins ou péssimas as notas de zero a quatro. De cinco a sete, a avaliação é considerada regular. O Datafolha ouviu 2.418 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 3 e 10 de junho deste ano. A pesquisa foi realizada em todas as cinco regiões do país. O levantamento apontou que nos últimos dois anos, 92% da população brasileira buscou atendimento no SUS e 89% da população conseguiu ser atendida pelo sistema público.  De acordo com o levantamento, 57% dos eleitores brasileiros consideram que a saúde deveria ser tema prioritário para o governo federal. Em seguida estão a educação (18%) e o combate à corrupção (8%). Para o presidente do CFM, Roberto D'ávila, a pesquisa mostra a "insatisfação da população". D'ávila disse ainda que não se pode tratar a saúde como "bem de consumo". "A situação é extremamente grave. Mas toda vez que nós falamos, sempre é levantada a possibilidade de um viés corporativo. A pesquisa mostra a insatisfação da população", afirmou o presidente do CFM. "Saúde é um dever do Estado e um direito da população. A saúde não é um bem de consumo. É um bem público", concluiu.

Comente agora
19
Ago
Ministério estuda meios para reduzir fila de transplante de medula óssea
Postado por: Anacley Souza / 12:21h

Atualmente, existem no Brasil cerca de 200 pacientes com indicação receber um transplante de medula que já encontraram doadores compatíveis no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), mas que não se submeteram ao procedimento por falta de vagas adequadas nos hospitais. O Ministério da Saúde anunciou, na últimas semana, que está estudando medidas para diminuir o tempo de espera por um transplante desse tipo. Elas devem ser postas em prática no início do ano que vem, de acordo com Heder Murari Borba, coordenador do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). As medidas devem incluir o aumento do número de leitos para esse tipo de transplante, além da criação de um sistema coordenado pelo próprio Ministério para remanejar pacientes entre diferentes regiões do país. O anúncio foi feito no XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), que aconteceu no final da semana passada em Belo Horizonte. O Brasil fez, em 2013, 1.813 transplantes de medula óssea, dos quais 1.144 foram autólogos (o paciente recebe sua própria medula, depois que ela passa por um tratamento) e 669 foram alogênicos (o paciente recebe a medula de um doador). Dos transplantes alogênicos, 220 foram não aparentados (o doador é localizado no Redome e não na família do paciente). Este último é o procedimento mais complexo, para o qual os pacientes têm de esperar mais tempo. Com a atual estrutura, levaria cerca de um ano apenas para realizar os 200 transplantes dos pacientes que já aguardam na fila. Segundo a médica hematologista Lúcia Silla, presidente da SBTMO, pacientes chegam a esperar mais de 30 meses a partir do diagnóstico para fazer esse tipo de transplante. (Bem Estar)

Comente agora
19
Ago
Em comunicado, Bradesco Saúde garante opções de atendimento
Postado por: Anacley Souza / 11:48h

O plano de assistência Bradesco Saúde divulgou em seu site um comunicado para seus conveniados, em que assegura a oferta de vias alternativas para o atendimento médico. O comunicado partiu de uma determinação do juiz da 28ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais, Paulo Albiani Alves, que obriga o plano a garantir este atendimento, sob pena de multa diária de R$ 200 mil. Com isso, a operadora deve reembolsar integralmente os conveniados que realizaram consultas, exames e procedimentos médicos de forma particular ou oferecer opções para o atendimento em outras redes de assistência. Impasse entre Bradesco e médicos deixa segurado sem opção Uma audiência de conciliação entre o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) e o Bradesco Saúde foi realizada na manhã desta segunda-feira, 18, na Justiça Federal, mas o impasse sobre os honorários médicos permanece. A categoria rejeitou a proposta de aumento em R$ 7 pela consulta. Segundo o Sindimed, os advogados do plano afirmaram que são feitos reajustes regulares e não ofereceram possibilidades de acordo. A juíza Lita Braid concedeu um prazo de 10 dias para as duas partes apresentarem as últimas defesas e uma nova audiência foi marcada para o dia 5 de setembro. Enquanto a situação não é resolvida, os segurados são prejudicados com a falta de atendimento há mais de quatro meses. Segurada do plano há 20 anos, a enfermeira Orly Mendonça mostrou sua indignação nas redes sociais. "O reajuste anual para o segurados é um absurdo diante da mixaria que é paga para os médicos e o que pagamos mensalmente ao plano. E ainda não querem cumprir a liminar e reembolsar integralmente. Falam que tem outros médicos atendendo na rede referenciada, você não tem o direito de ir ao profissional de sua escolha e confiança como está acontecendo na minha família que é caso cirúrgico e de pessoa idosa", escreveu. (Jonal A Tarde)

Comente agora
19
Ago
Comer peixe uma vez por semana pode prevenir doenças no cérebro
Postado por: Anacley Souza / 11:09h

Cientistas da Escola de Medicina na Universidade de Pittsburgh estimam que, daqui a 26 anos, mais de 80 milhões de pessoas sofrerão de demência. Mas, de acordo com o mesmo estudo, publicado no American Journal of Preventive Medicine, comer peixe pode ajudar a reduzir esse número. As pesquisas apontam que consumir proteína uma vez por semana é essencial para a memória e para a capacidade cognitiva dos indivíduos. "Nosso estudo mostra que as pessoas que adotaram uma dieta que incluía peixe assado ou grelhado, mas não frito, têm volumes cerebrais maiores em regiões associadas com a memória e a cognição", disse James T. Becker, professor de psiquiatria da instituição. Durante o estudo, voluntários responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares, inclusive sobre a quantidade de peixe que comem e o modo como o prato foi preparado. Peixe grelhado ou assado contém níveis mais elevados de ômega-3 do que peixe frito, porque os ácidos graxos são destruídos no fogo alto da fritura. Por isso, levamos isso em consideração quando examinamos o cérebro delas", explica o médico. Entre as 260 pessoas analisadas, as que comiam peixe assado ou grelhado pelo menos uma vez por semana tinham um volume maior de massa cinzenta no cérebro - importante componente do sistema nervoso central - em áreas responsáveis pela memória e pela cognição. Segundo Becker, isso sugere que o consumo do alimento contribui para mudanças estruturais no cérebro que podem prevenir o aparecimento da demência.(IBahia)

Comente agora
19
Ago
Japão desenvolve exame de sangue para detectar 11 tipos de câncer
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:43h

Em cinco anos, o Centro Nacional de Câncer do Japão espera concluir o desenvolvimento de um exame de sangue capaz de diagnosticar, precocemente, 11 tipos de câncer – de mama, estômago, esôfago, pulmão, fígado, vesícula, pâncreas, colo, ovário, próstata e bexiga. Com custo estimado de 57 milhões de euros, o método também pretende ajudar na detecção de doenças degenerativas como mal de Alzheimer. De acordo com o projeto, a verificação de presença de micro-ácidos ribonucleicos (microARN) no sangue indicaria o desenvolvimento de um câncer. Mais de 2.500 variedades destas moléculas foram descobertas no corpo humano e podem servir de "marcadores" para detectar diferentes tipos de câncer, em um método muito mais rápido que a atual bateria de exames. Apesar de pesquisadores europeus e norte-americanos já analisarem o papel do microARN em casos da doença, os japoneses esperam chegar mais longe nas investigações de um teste comercial. "Se conseguirmos desenvolver o primeiro teste mundial de alta precisão no Japão, isto poderá aumentar em vários anos a esperança de vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento das indústrias japonesas", disse Tomomitsu Hotta, presidente do centro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer matou 8,2 milhões de pessoas em 2012. Os mais letais são de pulmão, estômago, fígado, colo e mama. Informações da France Presse.

Comente agora
19
Ago
Médicos mandam obeso mórbido esperar pela morte em casa
Postado por: Anacley Souza / 06:53h

Um homem de 48 anos na Arábia Saudita com obesidade mórbida foi aconselhado pelo médico a ficar em casa e esperar pela morte. Humood pesa mais de 300 quilos, não consegue se mover e a última vez que saiu de casa foi há três anos, segundo informações do Al Arabiya News. Segundo a publicação, Humood tem dificuldades até para segurar objetos com as mãos e raramente fala. Após alguns pedidos de tratamento ao Ministério da Saúde, uma equipe médica o visitou e constatou que ele tem elefantíase e que encontra-se em estado terminal. O homem também contou à publicação que a equipe médica pediu que ele ficasse em casa à espera da morte. Também conhecida como filaríase ou filariose, a elefantíase é uma doença parasitária que afeta a circulação linfática. A infecção causa a inflamação dos vasos linfáticos, causando uma obstrução funcional e fazendo com que o membro afetado fique muito dilatado, assemelhando-se a uma pata de elefante. “Entrei em contato com o Ministério de Assuntos Sociais e pedi que providenciassem um funcionário para me ajudar com minhas tarefas diárias e uma cadeira de rodas para me mover, mas meu pedido foi completamente ignorado”, disse Humood ao Al Arabiya News. Além de ter obesidade mórbida, Humood também é diabético. Ele disse que os vizinhos contrataram um funcionário para ajudá-lo no dia a dia. (Terra)

Comente agora
18
Ago
Mais 13 Estados começam a vacinar contra hepatite A
Postado por: Letícia Oliveira / 18:02h

A partir deste mês, mais 13 Estados iniciam a vacinação contra a hepatite A, destinada às crianças na faixa etária de 12 meses a dois anos incompletos. O grupo é formado pelos Estados do AP, AM, BA, MS, MT, PA, PB, RJ, RN, RS, SC, SE e TO, informa o site do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira, 18. A meta para este ano é imunizar 95% do público-alvo - cerca de três milhões de crianças em todo o País. Nas 13 unidades estaduais, 1,1 milhão de crianças devem ser vacinadas nos primeiros 12 meses de imunização. Atualmente, 24 Estados já estão vacinando. 

Rio de Janeiro: O Rio de Janeiro passa a ofertar hoje a vacina contra a hepatite A destinada às crianças na faixa etária de 12 meses a dois anos incompletos. A vacina já está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o País. No Estado, cerca de 223 mil crianças devem ser vacinadas nos primeiros doze meses de imunização, diz o Ministério da Saúde. O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Entretanto, será feito monitoramento da situação epidemiológica da doença para definir sobre a necessidade de inclusão de uma segunda dose no calendário da criança.

Comente agora
18
Ago
“Esclerose lateral amiotrófica é rara, mas cruel”, explica médico
Postado por: Letícia Oliveira / 17:23h

Uma campanha da Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica tomou conta dos Estados Unidos nas últimas semanas e chegou agora ao Brasil. Ela envolve desafiar as pessoas a jogarem um balde de água com gelo na cabeça ou fazer doações para arrecadar fundos para vítimas da doença e para o desenvolvimento de pesquisas. Celebridades e políticos já entraram na brincadeira que tem um objetivo nobre. Entre os nomes, estão Mark Zuckerberg, a família Kennedy, e, no Brasil, os jogadores Neymar, Marcelo, Fátima Bernardes, Ángélica e Luciano Hulk. Até o último domingo (17), 1,2 milhão de vídeos já tinham sido postados no Facebook e a campanha, que começou numa região próxima a Boston, já havia arrecadado 13 milhões de dólares.

Comente agora
18
Ago
HRSAJ divulga resultado final do processo seletivo para Técnico em Enfermagem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:03h

SETOR: EMERGÊNCIA

1º. ROZEANE DA SILVA SOUZA

2º. ANA CLÁUDIA DE JESUS

3º. ANA THAÍS VIEIERA FRANCO

4ª. ALINE ALVES ALMEIDA

5º. CLÁUDIA TANAN AZEVEDO

6º. GISLANE SANTOS CORREIA

Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com