As comentadas


Boa tarde , Terça-feira, 21/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

10
Jul
Infecção hospitalar é de 3% na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 09:05h

A temida infecção hospitalar, também chamada hoje de infecção relacionada à assistência à saúde, de acordo com Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospital (Cecih), da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) é adquirida pelo paciente durante procedimento dentro de um serviço de saúde e representa um dos principais problemas da qualidade de assistência à saúde. Em relação a dados exatos sobre o número de pacientes acometidos pela infecção hospitalar no estado e de mortes, a enfermeira Eliana Auxiliadora Costa, coordenadora interina da Cecih, disse que é muito difícil levantar esta estatística, pois são 545 hospitais monitorados pela comissão em todo estado tanto público, privado como filantrópico e 32 Serviços de Diálise. Todos os hospitais são obrigados pela lei 9431, de 1997, a ter um Programa de Controle de Infecção e também uma comissão. Mas nem todos enviam os dados regularmente, o que comprova irregularidade e muitas vezes a comissão tem que recorrer ao Ministério Público, já que existe esta lei que os obriga a ter o controle.

Comente agora
10
Jul
Especialista recomenda atenção aos sintomas da chikungunya
Postado por: Anacley Souza / 08:13h

Parecida com a dengue e com o mesmo vetor da doença que virou problema de saúde pública no Brasil, a febre chikungunya chegou ao país principalmente por militares e missionários brasileiros que voltaram de missão no Haiti. A especialista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Jois Ortega, diz que as pessoas não devem ficar alarmadas com a doença, mas sim atentas. Febre, dores nas articulações, mal-estar, sintomas já conhecidos por muitos brasileiros, também fazem parte da infecção pelo vírus causador da febre. Segundo Jois, as dores nas articulações costumam ser mais intensas na febre chikugunya, mas normalmente a doença é mais branda do que a dengue. Desde o começo do ano foram confirmados 20 casos de chikungunya, todos com origem fora do país. Segundo a infectologista, o Brasil tem condições de fazer o diagnóstico laboratorial da doença e está atento à sua entrada. “É importante que as pessoas procurem o médico se sentirem os sintomas depois de uma viagem. É importante também que o médico pergunte se o paciente saiu do país. A circulação da chikungunya no Brasil ainda pode ser barrada, mas é preciso muita atenção”.

Comente agora
10
Jul
EUA desenvolvem chip contraceptivo com controle remoto
Postado por: Anacley Souza / 07:54h

O chip é implantado sob a pele de uma mulher, liberando uma pequena dose do hormônio levonorgestrel a cada dia. Esse processo acontece diariamente por até 16 anos, mas pode ser interrompido a qualquer momento por meio de um controle remoto sem fio. O projeto foi apoiado por Bill Gates e passará por teste nos Estados Unidos no próximo ano - e, possivelmente, será colocado à venda em 2018. O dispositivo mede 20mm x 20mm x 7mm e terá "preços competitivos", disse um de seus criadores.

Facilidade: Doses minúsculas do hormônio são armazenadas em um microchip de 1,5cm no interior do dispositivo. Uma pequena carga eléctrica derrete uma vedação ultra-fina que cobre o levonorgestrel, liberando uma dose de 30 microgramas no organismo.

Comente agora
10
Jul
Brasil atinge meta de vacinação contra a gripe
Postado por: Anacley Souza / 07:15h

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira que mais de 41,7 milhões de pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano,  ou 84% do público alvo da campanha de 2014 (49,6 milhões de indivíduos). Com isso, a meta de 80% de cobertura estabelecida pela pasta foi superada. Desde 22 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para os integrantes do grupo prioritário. O público alvo da ação é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. Leia também: O perigo de não vacinar as crianças ​Estudo confirma que vacinas são seguras para crianças​ ​"As pessoas se esqueceram de como algumas doenças são ruins" O Ministério da Saúde recomendou, no dia 8 de maio, que os municípios que ainda não haviam alcançado a meta continuassem a vacinar a população até atingir a cobertura de 80% no grupo prioritário.

Comente agora
09
Jul
Morre locutor Fernando Vilhena
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:44h
O locutor Antonio Fernando dos Santos, conhecido artisticamente como Vilhena, faleceu na manhã desta quarta-feira (9), vítima de uma doença degenerativa. O profissional, que trabalhou na Rádio Itapoan FM por cinco anos, tinha 50 anos e deixa uma esposa e um casal de filhos. Vilhena se identificou tanto com o nome artístico que acrescentou no sobrenome dos dois filhos. O locutor faleceu em sua própria casa. (Bocão News)
Comente agora
09
Jul
Novo exame de sangue pode prever Alzheimer
Postado por: Letícia Oliveira / 16:41h

Um passo muito importante nas pesquisas sobre o Alzheimer foi dado por cientistas britânicos, ao criarem um novo exame de sangue que pode prever as chances de uma pessoa desenvolver a doença. Um estudo realizado em cerca de 1.000 pessoas identificou um conjunto de proteínas no sangue que pode antever o surgimento do mal de Alzheimer com 87% de precisão. Os resultados do trabalho, publicado na revista científica Alzheimer's & Dementia, serão usados para aprimorar os testes com novos medicamentos para a doença, que afeta 44 milhões de pessoas em todo o mundo. Os especialistas alertam que ainda não há previsão para que o exame esteja disponível em clínicas ou hospitais da Grã-Bretanha. Segundo o líder da pesquisa, Simon Lovestone, da Universidade de Oxford, "nós queremos poder identificar o quanto antes as pessoas que vão precisar fazer exames mais aprofundados num futuro próximo". “Como não há tratamento, muitas pessoas podem questionar o valor de um exame de sangue. Mas as pessoas vêm ao consultório saber o que está acontecendo com elas e atualmente eu não posso dizer”, acrescentou.

Comente agora
09
Jul
Problema na mandíbula pode causar dor nas costas e na cabeça
Postado por: Letícia Oliveira / 15:58h

Dores de cabeça frequentes podem ser causadas por disfunção da articulação temporomandibular, e médicos podem demorar em diagnosticar problema. A articulação da mandíbula funciona como uma dobradiça, que pode deslizar para trás e para frente, ela é mantida no lugar por um músculo ligado ao ouvido e tem uma cartilagem que age como amortecedor entre a mandíbula e o crânio. Quanto ocorre a disfunção – qualquer problema com a junta, músculos ou cartilagem – a pessoa pode sentir dores na mandíbula, dificuldade e estalo ao abrir a boca. As informações são do Daily Mail. A condição afeta uma em cada cinco pessoas em algum momento da vida, e uma das causas mais comuns é o excesso de trabalho, que leva a músculos e ligamentos inflamados. O consumo frequente de goma de mascar e ranger os dentes durante a noite provocam o problema. Um protetor bucal usado à noite para manter os dentes superiores e inferiores separados pode ajudar a articulação e permitir que os músculos relaxem. Em casos graves, a cartilagem pode sair muito fora do lugar, deixando os ossos expostos a atritos, causando desgaste. Outros complicações, como artrite reumatoide, podem causar rigidez, inchaço e dores na articulação. A condição pode causar dores de cabeça, que pode irradiar para o pescoço e costas. Pode também causar tontura e zumbido nos ouvidos. Os pacientes com a disfunção temporomandibular precisam de tratamento ortodôntico ou cirurgia. (Terra)

Um comentário
09
Jul
HRSAJ abre processo seletivo para Analista Clínico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:49h

No período de 08 a 15 de julho 2014, estará aberto Processo Seletivo para a função de Analista Cçínico do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os interessados devem enviar currículo, informando no título a área desejada para o e-mail selecaohrsaj@gmail.com, ou entregar currículo na Portaria Administrativa do Hospital. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório. 

Requisitos:

  • Ensino Superior Completo (biomedicina ou biologia) com devido registro no órgão regulador de sua profissão;
  • 06 meses de experiência.
Comente agora
09
Jul
SAJ: Mesmo após ter um seio retirado devido a câncer de mama, cidadã tem benefício negado pelo INSS
Postado por: Letícia Oliveira / 14:46h

Uma moradora da localidade do Salto da Onça, zona rural de Santo Antônio de Jesus, entrou em contato com a Andaiá FM para reclamar da negação do seu benefício do INSS. Ela que teve câncer de mama e retirou um de seus seios, inclusive faz quimioterapia contou o caso e alegou não ter condições para trabalhar. Eliene Nunes, 47 anos, informou que é contribuinte do INSS há três anos, fez uma cirurgia no seio e, mesmo vendo toda a situação, a médica negou o benefício. “Em que mundo nós estamos?”, questionou, acrescentando que esteve com a direção do INSS do município e ainda assim não resolveu o seu problema. Segundo ela, a cirurgia foi feita no dia 28 de fevereiro e o problema de saúde descoberto em 2012, quando deu entrada no benefício. Eliene destacou que procurou um advogado público para resolver seu problema e ele está no caso.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
09
Jul
Enfermeira do Luís Argollo sobre Rede Cegonha: "Os profissionais de saúde estarão mais preparados para acolher as gestantes"
Postado por: Anacley Souza / 13:14h

A Rede Cegonha é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) e propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto, o pós-parto e também ao recém- nascido e às crianças até dois anos de idade. Em entrevista a Recôncavo FM, a coordenadora do projeto e enfermeira do Hospital Maternidade Luís Argollo, Núbia Alexandre falou sobre a implantação do projeto no município. Segundo informou, a Rede Cegonha propõe maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, inclusive um exame de ultrassonografia e encaminhamento para atendimento se houver alguma complicação durante a gravidez e vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto, “os profissionais de saúde estarão mais preparados para acolher a gestante, a criança e atendê-la com segurança e o cuidado mais humanizado”, salientou. O Método Canguru é um modelo de assistência oferecida ao recém-nascido prematuro de baixo peso e sua família. Esse método acompanha desde o pré-natal de alto risco, o nascimento e a internação do bebê. Nele, o bebê fica em contato direto com a mãe, aconchegado em seu peito. A coordenadora informou ainda que este método é um dos projetos que abrange a Rede Cegonha Regional de Santo Antônio de Jesus dando suporte a 23 maternidades, “todos os municípios tem que se adequar com as boas práticas do parto, e do acolhimento e atendimento a mulher e o bebê, e o Luis Argollo é referência para todas a cidades”, ressaltou. Nubia explicou que dentro da região abrangente serão implantados dois centros de parto normal, um na sede de Santo Antônio de Jesus e outro na cidade de Amargosa, onde a parturiente é internada e passa pelo trabalho de parto. Uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) será implantada para oferecer melhor comodidade ao bebê e a mãe, “todas as unidades terão que se adequar, com estruturas físicas e de boas práticas de parto humanizado”, revelou.

Desafios no atendimento às parturientes no Hospital Luís Argollo:

Comente agora
09
Jul
Uma noite sem dormir causa sintomas de esquizofrenia, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 12:46h

Ficar 24 horas sem dormir pode causar sintomas semelhantes aos da esquizofrenia, mesmo em pessoas saudáveis. A descoberta, publicada no periódico The Journal of Neuroscience na semana passada, pode ajudar no desenvolvimento de drogas para o tratamento da psicose, quadro em que o paciente confunde realidade com alucinações e delírios. Em um laboratório do sono, pesquisadores analisaram o comportamento de 24 pessoas saudáveis com idades entre 18 e 40 anos. Num teste inicial, os indivíduos dormiram normalmente. Uma semana depois, foram mantidos acordados a noite toda com o estímulo de filmes, conversas, jogos e breves caminhadas. Teste após noite sem dormir . Na manhã seguinte, os participantes foram interrogados sobre os seus pensamentos e sentimentos. Além disso, foram submetidos a um teste chamado inibição pré-pulso, que se baseia na velocidade da contração dos músculos da face e do corpo e ajuda a verificar a presença de esquizofrenia.

Comente agora
09
Jul
Cerca de 70% das ligações que o SAMU de S. A. de Jesus recebe são trotes, diz coordenador
Postado por: Anacley Souza / 11:01h

Em entrevista a Recôncavo FM, o coordenador dos médicos do SAMU, Dr. Fábio Quintão, falou sobre as crescentes queixas atribuídas ao órgão em relação ao atendimento telefônico. Segundo Quintão, as pessoas, por não conhecerem a verdadeira função do órgão, acabam desrespeitando e encarando o serviço como uma brincadeira, principalmente as crianças. Percebe-se isso na quantidade de trotes que só faz aumentar chegando a  70%. “Os pais devem ficar atentos com os seus filhos”, destacou.

Demora no atendimento e coleta de dados via telefone

Sobre esse assunto, o médico esclareceu que as pessoas acham que o SAMU deve ser imediatista, agir sem mediações nem rodeios, mas na verdade não deve ser assim. De acordo com Quintão, para cada ocorrência há um tipo de atendimento específico e uma forma de encaminhar uma determinada ambulância, para que a equipe correta seja encaminhada, é necessário que a pessoa que está ligando explique detalhadamente a situação, no entanto, muitos não têm paciência para agir dessa forma, “existem casos e casos. É necessário determinar o que realmente é emergência”, salienta. Ainda de acordo Quintão, mesmo com a triagem, que são feitas por técnicas de enfermagem atendentes, a grande maioria das chamadas de emergências são trotes, “precisamos ser informados de como realmente está o paciente, endereço correto e até mesmo número de telefone para contato. Sabemos que cada tempo perdido é importante, mais o médico não está ali simplesmente para questionar, ele estará fazendo uma triagem para saber como realmente o paciente que escolheu pelo serviço está. Para a parte médica cada detalhe é precioso”, conclui. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
09
Jul
Mãe instala grade e cadeado em cozinha para "proteger" filho obeso
Postado por: Anacley Souza / 10:59h

Quando era bebê, Elvin Murillo tinha dificuldade de engolir. Perdia peso com frequência, o que causava aflição à mãe do pequeno colombiano. Em pouco tempo, a situação mudou. E para pior. Com o problema resolvido, o menino começou a comer compulsivamente. Não parou mais. Hoje, aos 20 anos, o colombiano pesa 220 quilos. Em um ato de desespero e na tentativa de "proteger" o filho obeso, Diva Estrada recorreu a uma medida drástica: cercou a cozinha com grades e cadeados. "No colégio, ele roubava as lancheiras dos colegas. Em casa, deixava os irmãos sem comer. Eu acordava de manhã e achava que a comida continuava na cozinha. Não sabia que, na madrugada, ele levantava e levava a comida para a cama", diz Diva ao canal Notícias Uno. De família humilde, a mãe de Elvin organizou uma rifa. Com o dinheiro arrecadado, cercou a cozinha com grades e cadeados. "Fechei a cozinha porque eu preciso sair de casa, fazer minhas coisas. Quando eu tinha a cozinha livre, sem fechar, eu saía e quando voltava não tinha mais comida". Isso não é suficiente. Elvin consegue driblar a mãe em busca de comida.

Comente agora
09
Jul
S. A. de Jesus: Coordenadora da Central de Marcação responde as frequentes queixas de usuários
Postado por: Anacley Souza / 10:50h

Após adotar um novo sistema de marcação de exames e procedimentos, que visava uma possível descentralização das marcações nas unidades de saúde, a Central de Marcação, vem sofrendo duras críticas e reclamações de usuários. Em relação a estas queixas, a coordenadora do órgão, ligado a secretaria de saúde do município de Santo Antônio de Jesus, Carline Magalhães cedeu entrevista a Recôncavo FM e esclareceu algumas dúvidas. Segundo informou, a Central sofreu algumas mudanças e os agentes e servidores estão passando por treinamento para se adequar as novas normativas, “o sistema já foi implantado, no entanto, toda alteração tem alguns entraves e existem dificuldades. Estamos nos familiarizando com estas alterações para facilitar, não só para a marcação como para os usuários”, salienta.

Ela disse ainda que  a grande demanda e a demora nas agilizações existe uma regra a ser cumprida, “todas as solicitações passam por uma avaliação médica. Claro que os procedimentos de maior complexidade terão prioridade”, informa.  Alguns exames de média e baixa complexidade estarão sendo avaliados pelos profissionais do próprio Posto de Saúde assim como as ultrassonografias obstétricas que são realizadas, cumprindo o programa de pré-natal.

Marcação de procedimentos cirúrgicos

5 comentários
08
Jul
Programa Mais Médicos completa um ano
Postado por: Anacley Souza / 17:53h

O Programa Mais Médicos completa, nesta terça-feira (8), um ano desde que foi lançado, em 8 de julho de 2013. Com o objetivo de ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do aumento do número de profissionais, o projeto gerou polêmicas entre críticas e elogios. O número de consultas na atenção básica cresceu em 35%, enquanto o atendimento a diabéticos aumentou 45%. O crescimento também aconteceu para os pacientes com hipertensão arterial (5%) e para consultas de pré-natal (11%), enquanto o encaminhamento de clientes para outros hospitais diminuiu 11%. “Um dado relevante é a redução de encaminhamentos que as unidades básicas fizeram para os hospitais. Isso tem um impacto social grande. O paciente deixava de trabalhar, ia para um hospital longe de casa ou em outro município, alguém da família era deslocado para cuidar dele”, disse Eider Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Apesar dos avanços, ainda é necessário definir regras que qualifiquem o atendimento na saúde pública. O programa ainda prevê a criação de 11,5 mil vagas de graduação em medicina e de 12,4 mil vagas de residência médica.(Revista Exame)

Comente agora
08
Jul
Ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio morre aos 83 anos em SP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:30h

O ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio (PSOL-SP) morreu nesta terça-feira (8), aos 83 anos, em São Paulo. Ele completaria 84 anos no próximo dia 26. Promotor público aposentado, Plínio Sampaio estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar um câncer ósseo. Ele era casado havia quase seis décadas com Marietta Ribeiro de Azevedo e tinha seis filhos. Filiado ao PSOL, o ex-parlamentar concorreu ao Palácio do Planalto nas eleições de 2010. Na ocasião, obteve 886 mil votos e terminou a disputa eleitoral na quarta colocação, com 0,87% dos votos válidos. Ligado à Igreja Católica, Plínio ingressou na política no final da década de 1950, como subchefe da Casa Civil do então governador de São Paulo, Carvalho Pinto. À época, ele atuava na Juventude Universitária Católica, organização que surgiu a partir da Ação Católica Brasileira. Paulistano, Plínio foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 1962, pelo extinto Partido Democrata Cristão (PDC).

Comente agora
08
Jul
Febre Chikungunya tem sinais que lembram dengue; conheça doença
Postado por: Letícia Oliveira / 10:52h

A infecção pelo vírus Chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome Chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa. Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus é menos letal. Este ano, já houve 20 casos da infecção notificados no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas, até o momento, todos são importados: 19 pacientes contraíram o vírus no Haiti e um, na República Dominicana. Saiba mais detalhes sobre a doença:

Comente agora
08
Jul
Cientistas avançam no diagnóstico de Alzheimer pelo sangue
Postado por: Letícia Oliveira / 10:14h

Especialistas britânicos identificaram proteínas sanguíneas em pacientes diagnosticados posteriormente com Alzheimer, aumentando a esperança de que um teste possa ajudar na procura de tratamento para a doença. Atualmente, não há cura para o Alzheimer, a forma mais comum de demência, que afeta 44 milhões de pessoas em todo o mundo, um número que poderá triplicar até 2050, de acordo com estimativas da Alzheimer's Disease International. Um teste para diagnosticar a doença na sua fase inicial permitiria aos pesquisadores monitorar os pacientes antes de atingirem um estágio mais avançado, contribuindo para a descoberta de cura. O estudo publicado na Alzheimer's & Dementia analisou 220 doentes com ligeiros problemas cognitivos. Os investigadores identificaram dez proteínas que estavam presentes no sangue de 87% dos pacientes analisados, que foram, no espaço de um ano, diagnosticados com Alzheimer. 

Comente agora
07
Jul
HRSAJ abre Processo Seletivo para Técnico em Enfermagem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:00h

No período de 07 a 14 de julho 2014, estará aberto Processo Seletivo para Técnico em Enfermagem no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os interessados devem entregar currículo na Portaria Administrativa do Hospital. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

Requisitos: 

TECNICO EM ENFERMAGEM DA UTI

  • CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
  • 06 MESES DE EXPERIÊNCIA (UTI) 

TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO CENTRO CIRÚRGICO 

2 comentários
07
Jul
Gana registra 1° caso suspeito de ebola
Postado por: Letícia Oliveira / 17:50h

O Ministério da Saúde de Gana confirmou nesta segunda (7) que o país registrou um caso suspeito de ebola. Atualmente, três países da África Ocidental enfrentam surto da doença – Guiné, Serra Leoa e Libéria. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acompanha a situação. O governo ganês informou que, ante a suspeita, tomou medidas que incluem o reforço das equipes de saúde pública e a adoção de quarentena para o paciente e para os profissionais de saúde envolvidos no tratamento. “Esperamos que o público em geral mantenha a calma enquanto aguardamos o resultado da amostra de sangue enviada para teste. Gostaríamos de assegurar que a situação está sob controle”, informou o ministério, por meio de nota. No Brasil, o Ministério da Saúde informou na semana passada que acompanha, por meio de dados repassados pela OMS, o surto de ebola registrado na África Ocidental. Segundo o ministério, não há casos da doença confirmados no país. (Agência Brasil)

Comente agora
07
Jul
Máscara de banana e mel deixa pele macia e rejuvenescida
Postado por: Letícia Oliveira / 17:07h

Bem-vindas no ritual de beleza de toda mulher, principalmente das que têm a agenda atribulada, as receitas caseiras de hidratação da pele combatem o ressecamento típico do inverno, melhorando de forma rápida, barata e eficaz a aparência do rosto. A máscara de banana e mel, por exemplo, é uma boa opção para hidratar e dar um efeito rejuvenescedor à cútis. Feita sem qualquer dificuldade, ela também revitaliza a derme e oferece uma proteção extra contra a ação nociva dos raios ultravioleta por contar com as propriedades antioxidantes do mel, que protegem o tecido cutâneo do sol e atuam em prol do rejuvenescimento facial. “Rica em potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, B6 e C encontradas na banana, a solução caseira é, inclusive, uma excelente opção para as peles cansadas e sem viço”, ressalta Dra. Cinthya Basaglia, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além de nutritiva para a pele, a máscara é muito fácil de preparar. Para fazê-la em casa, basta separar meia banana prata e uma colher (de chá) de mel. Com os ingredientes a mão, o próximo passo é amassar bem a fruta com um garfo e misturá-la ao mel.

Comente agora
07
Jul
Filhos de pais homossexuais são mais saudáveis, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 12:12h

Filhos de casais do mesmo sexo têm níveis mais elevados de saúde do que os de famílias tradicionais, segundo estudo feito pela Universidade de Melbourne. Por outro lado, pesquisadores alertaram que o estigma associado à orientação sexual dos pais é um desafio constante para essas crianças. As informações são do Daily Mail. Os pesquisadores avaliaram 315 pais homossexuais do total de 500 crianças. Do total, 80% eram filhos de duas mulheres e 18% de dois homens. As crianças se mostraram, em média, 6% mais saudáveis do que as que eram filhos de pais heterossexuais. Para o líder do estudo, Simon Crouch, os casais homossexuais tendem a compartilhar cuidados com a criança e responsabilidades de forma mais equitativa. “Isso parece contribuir para uma família mais harmoniosa e para a saúde da criança”, disse ele. (Terra)

Um comentário
07
Jul
Cirurgias plásticas crescem em média 30% no inverno
Postado por: Anacley Souza / 11:08h

Visto pela maioria das mulheres como o período ideal para colocar em prática a realização de procedimentos estéticos mais agressivos, o inverno vem contribuindo para o aumento da procura feminina por cirurgias plásticas. Tamanha preferência pode ser justificada pela baixa incidência dos raios solares e pelo fato de as baixas temperaturas proporcionarem menos inchaço e um maior conforto no que diz respeito ao uso de malhas compressivas - superimportantes no pós-operatório de alguns procedimentos cirúrgicos. “Além disso, ao fazer a cirurgia durante a estação, o resultado já estará presente no verão, época em que as mulheres desejam desfilar a boa forma”, ressalta Dra. Suzy Vieira, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Brasileira de Laser. E você, está pensando em encarar o bisturi? Então, confira, a seguir, quais são as cinco cirurgias plásticas mais procuradas pelo público feminino na temporada mais fria do ano. (Terra)

Comente agora
07
Jul
Dois casos de febre Chikungunya são confirmados no RJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:18h

O país já registrou este ano 17 casos de uma doença parecida com a dengue, a febre Chikungunya. Como mostrou o Bom Dia Rio nesta segunda-feira (7), até agora, dois casos foram confirmados no estado do Rio de Janeiro. Todas as vítimas foram contaminadas fora do país. Mas as autoridades estão monitorando a situação, afinal milhares de turistas estão chegando ao Rio. A doença, segundo o Ministério da Saúde, é causada por um vírus do gênero alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes albopictus os principais vetores. Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, diz que todo o cuidado é preciso para identificar as pessoas doentes e tomar as providências para evitar que a doença se introduza no Brasil. Segundo ele, existem condições ambientais, existe a presença dos mosquitos que transmitem esse vírus, mas não há evidência ainda de que o vírus circula pelo Rio de Janeiro nem no Brasil. “A febre Chikungunya se parece muito com a dengue. Entretanto, tem uma dor articular muito mais marcada do que a dengue. Tem febre, dor no corpo, mas uma dor articular muito mais intensa. Então, pessoas que viajaram para locais na África, na Ásia ou na América Central, com transmissão da Chikungunya e que voltam ao Brasil com febre, dor no corpo e nas articulações deve procurar um serviço de saúde para que seja comunicado esse caso à Secretaria Estadual de Saúde e à prefeitura para que as medidas necessárias sejam adotadas”, destacou Chieppe.

Comente agora
07
Jul
MP recomenda medidas para que Bradesco Saúde garanta atendimento médico ao cliente
Postado por: Anacley Souza / 09:15h

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou à seguradora Bradesco Saúde que divulgue, imediatamente, em meios de comunicação de grande circulação (sites, jornais, TVs e rádios), número de telefone para contato dos consumidores que, caso não consigam atendimento médico no local de sua residência, queiram solicitar a indicação de um prestador referenciado. A recomendação foi encaminhada à seguradora na última sexta-feira (4). No documento, a promotora de Justiça Ana Paula Limoeiro também recomenda que a Bradesco Saúde faculte ao segurado a realização de consulta, exame e/ou procedimento particular nos casos de não haver prestador referenciado para realizar o atendimento no local da residência. Ao consumidor deverá ser assegurado o direito de requerer o respectivo reembolso na forma integral. Segundo a promotora de Justiça, a recomendação foi elaborada levando-se em consideração a iminência dos consumidores beneficiários da seguradora ficarem sem os serviços, o que traria graves prejuízos à saúde deles.

Comente agora
06
Jul
Brasil realizou mais de 24 000 fertilizações in vitro em 2013
Postado por: Anacley Souza / 16:45h

O Brasil realizou em 2013 mais de 24 000 ciclos de fertilização in vitro. Nesse procedimento, a mulher recebe estímulo para produção e retirada de óvulos, que são fertilizados e colocados em seu útero. No mesmo ano, 52 000 embriões foram transferidos a pacientes submetidas à técnica — um mesmo ciclo pode incluir mais de uma transferência até que o procedimento resulte em uma gravidez de sucesso. Esses dados fazem parte do 7º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O documento traz informações coletadas em 93 dos 120 bancos de células e tecidos germinativos do Brasil, conhecidos também como clínicas de reprodução humana assistida. Segundo o relatório, o número de embriões doados para pesquisas com células-tronco embrionárias foi de 5 131 em 2013. Além disso, foram congelados 38 062 embriões nas clínicas de reprodução assistida.

Comente agora
05
Jul
Atividade física no inverno requer cuidados com hidratação
Postado por: Letícia Oliveira / 19:04h

Com as temperaturas mais baixas, o inverno exige cuidados redobrados com a hidratação, já que o clima frio gera a falsa sensação de que o corpo precisa ingerir menos líquido. De acordo com especialistas, essa preocupação deve ser redobrada entre quem faz exercício físico intenso, com o consumo de mais líquido, inclusive durante a atividade. Segundo o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), "além da temperatura ambiente, que no inverno é mais amena, a intensidade do exercício é o que determina a quantidade necessária de reposição de água", explica. Werutsky lembra que "o consumo diário de líquido deve ser em média 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens, de acordo com a Recommended Dietary Allowances (RDAs), referência utilizada mundialmente para o consumo de água e nutrientes". Uma dica para os que não têm muita sede é apostar no consumo variado de bebidas, como chás, sucos e refrigerantes. "Além da água, podemos consumir outras bebidas que nos ajudem a manter o organismo hidratado, sem depender do mecanismo da sede", sugere Werutsky. De acordo com o especialista, os treinos com mais de uma hora requerem cuidado maior com a hidratação. "Nesses casos, além de líquido, é necessário repor sais minerais, principalmente o sódio, que atua na regulação dos fluidos, retendo a água no corpo e mantendo-o hidratado", reforça Werutsky. É o caso dos jogadores de futebol, que estão prontos para estrear na Copa do Mundo do Brasil.

Comente agora
05
Jul
Surto de Ebola está 'fora de controle' em partes da África, alerta MSF
Postado por: Letícia Oliveira / 18:31h

Com o aumento exponencial no número de casos de Ebola na África Ocidental, a organização médica internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) alerta para o risco de uma epidemia regional. "O surto está fora de controle', afirmou à BBC Brasil Mariano Lugli, diretor de operações do MSF na Suíça. A equipe de Lugli lidera a assistência humanitária na região desde fevereiro. Com cerca de 300 profissionais em campo, a organização já atendeu cerca de 500 pacientes e está no limite de sua capacidade operacional. Em quatro meses, o surto de Ebola que surgiu em Guiné já se espalhou para dois países vizinhos, Libéria e Serra Leoa. "Há um movimento constante e intenso de pessoas cruzando fronteiras nesta região e os casos estão se espalhando rapidamente para mais províncias e países", explicou Lugli. A doença já se alastrou para mais de 60 localidades diferentes na África Ocidental e ainda não atingiu seu pico.

Comente agora
05
Jul
Polícia Federal prende líder barrabrava no Mané Garrincha
Postado por: Letícia Oliveira / 17:58h

A Polícia Federal prendeu hoje (5), no Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, o torcedor argentino Pablo Álvarez, conhecido como líder barrabrava.  Segundo o Ministério da Justiça, ele será deportado para a Argentina depois de esclarecimentos às polícias federais do Brasil e da Argentina. Os barrabravas são torcedores argentinos conhecidos por confrontos e atitudes violentas. No momento da prisão, Álvarez estava com o cabelo pintado de verde e amarelo e vestia uma camiseta do Flamengo. As autoridades policiais dos dois países vinham atuando em cooperação para identificar Álvarez que consta na lista de 2 mil argentinos com histórico de violência impedidos de entrar no Brasil. A identificação do estrangeiro contou com trabalho de inteligência da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e da polícia argentina. O Mané Garrincha foi palco da partida entre Argentina e Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo. A seleção argentina venceu o jogo por 1 a 0 e disputará a semifinal, em São Paulo, na próxima quarta-feira (9). (Agência Brasil)

Comente agora
05
Jul
Lesão de Neymar não compromete nervos, mas causa dor, diz ortopedista
Postado por: Letícia Oliveira / 17:14h

De acordo com o ortopedista Alexandre Fogaça, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a região lesionada por Neymar – chamada processo transverso da terceira vértebra lombar – é uma área mais periférica da vértebra, que normalmente não atinge a região por onde passam os nervos. Apesar de não comprometer o sistema neurológico, esse tipo de contusão provoca muita dor, segundo Fogaça. “Geralmente, demora cerca de 6 a 8 semanas para consolidar”, diz o ortopedista. “Para o nível exigido de um jogador profissional, fica muito difícil conseguir desempenhar suas funções em alto nível nos próximos dias sentindo esse tipo de dor.” O jogador sofreu a lesão durante a partida do Brasil contra a Colômbia nesta sexta-feira (4), quando o colombiano Zuñiga deu uma joelhada em suas costas. O Brasil venceu por 2 a 1, mas Neymar deve ficar de fora do resto da Copa por causa da lesão. Depois do jogo, na noite desta sexta, o médico da CBF, Rodrigo Lasmar, afirmou que Neymar não teria condições de jogar na próxima semana.

Comente agora
05
Jul
Foi sepultado em Salvador o corpo do Radialista Álvaro Martins
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:17h

Foi sepultado neste sábado (05), no Cemitério Jardim da Saudade em Salvador o corpo do e radialista Álvaro Martins. Familiares e amigos prestaram a última homenagem ao ex-vereador e proprietário da rádio Recôncavo FM de Santo Antônio de Jesus. Álvaro faleceu na madrugada de hoje, no Hospital Santa Isabel na capital baiana onde estava internado há mais um mês. 

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

Comente agora
05
Jul
Secom - BA envia nota de pesar pela morte do radialista Alvaro Martins
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:26h
A Secretaria de Comunicação Social da Bahia manifesta seu pesar pela morte do radialista Alvaro Martins, aos 72 anos, ocorrida na noite desta sexta-feira (5), no Hospital Santa Isabel, em Salvador. Ele iniciou a carreira na Rádio Cultura da Bahia, fundou a primeira rádio da cidade de Santo Antônio de Jesus, a Rádio Clube AM, e, atualmente, dirigia a Rádio Recôncavo FM, da qual era proprietário. "Uma perda grande que deixa de luto o radialismo baiano. Nossa solidariedade ao familiares, amigos e colegas deste profissional, que construiu uma grande carreira e marcou a história do rádio baiano", disse a secretária de Comunicação em exercício, Marlupe Caldas. Em março deste ano, Alvaro foi homenageado pelo governador Jaques Wagner na edição de número 300 do programa "Conversa com o Governador". Na ocasião, ele recebeu uma placa em reconhecimento aos serviços prestados à radiodifusão baiana. O sepultamento do corpo do radialista acontece às 14h deste sábado (5) no Jardim da Saudade, em Salvador. (Foto Voz da Bahia)
Comente agora
05
Jul
OMS pede que mais de 30 países eliminem tuberculose antes de 2050
Postado por: Letícia Oliveira / 08:24h
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta quinta-feira a mais de 30 países que adotem um novo programa para eliminar a tuberculose antes de 2050. Atualmente há 33 países e territórios, a maioria dos mais ricos do planeta, nos quais são registrados menos de 100 novos casos de tuberculose por milhão de habitantes. "Na maioria desses países, as pessoas pensam que a doença não existe mais", declarou o médico Mario Raviglione, diretor do programa da OMS que luta contra a doença. Ele afirmou que 155.000 pessoas são infectadas por ano e, dessas, cerca de 10.000 morrem (uma média de 30 por dia) nesses 30 países e territórios. Além disso, há milhões de portadores do vírus sem saber e que correm o risco de desenvolver a doença durante a vida. O novo programa pretende reduzir os casos de tuberculose a dez por milhão de habitantes até 2050 e depois reduzi-la a um caso por milhão. O texto pede que os governos financiem os programas de combate à doença e as pesquisas, e que trabalhem para detectar a doença nos grupos de risco (imigrantes, presos, sem-teto, pessoas com doenças imunossupressoras como o HIV, desnutridos, diabéticos, fumantes e bebedores habituais). (AFP)
Comente agora
05
Jul
Veja 16 dicas infalíveis para manter a dieta em dia
Postado por: Letícia Oliveira / 07:58h

Fazer exercício é com certeza determinante para manter a forma, mas ter uma alimentação equilibrada é outro ponto igualmente fundamental. Mas, se você é daqueles que está sempre brigando com o cardápio, veja 16 dicas eficientes que vão te ajudar a fazer as pazes com a comida. As informações são do site Fit Sugar.

  1. 1) Livre-se da culpa: de acordo com os treinadores Chris e Heidi Powell, ter muitas restrições alimentares aumenta a vontade de comer alimentos proibidos, já que nestas horas se aplica a velha regra do "você sempre quer o que não pode ter". Por isso, não se prive de nada, mas coma com moderação.
  2. 2) Mantenha os alimentos naturais: substitua alimentos processados por comidas mais naturais, além de serem mais nutritivas elas são também mais saborosas.
  3. 3) Aposte nos grãos inteiros: grãos são ricos em fibras, mantêm a saciedade por mais tempo, ajudam a digestão e são uma parte importante na perda e manutenção do peso.
  4. 4) Iogurte grego é seu melhor amigo: use este alimento rico em proteínas tanto para o café da manhã como acompanhamento com burritos, por exemplo.
  5. 5) Melhore os lanches: combine grupos de alimentos nos intervaos das refeições: misture fibra, proteínas e poucos carboidratos.
  6. 6) Coma mais frutas: prefira ingerir as frutas inteiras ao invés dos sucos, pois segundo Cheryl Forberg, chefe do programa de emagrecimento The Biggest Loser, a fruta é rica em fibras, terá o açúcar liberado aos poucos no sangue e manterá o corpo satisfeito por mais tempo.
Comente agora
04
Jul
Mistura que não combina: o álcool e a saúde dos músculos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:46h

Em eventos como a Copa do Mundo e as festas juninas, é normal que se consuma mais álcool. O impacto que esse 'exagero' produz no sistema nervoso central já é bem conhecido dos amantes de um bom copo: falta de equilíbrio e de coordenação. Mas, qual é o impacto nos nossos músculos? De acordo com a nutricionista Ângela Martins, o consumo de álcool além de causar danos no nosso equilíbrio e coordenação motora, também prejudica nossa força, nosso potencia muscular, resistência muscular e resistência aeróbica. "Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas pode dar uma sensação de hipoglicemia durante a atividade física, caso o praticante não tenha ingerido uma quantidade adequada de carboidrato antes dos exercícios", alerta. Em entrevista ao programa Rota Saudável, da Rádio Estadão, a nutricionista esclarece que esse quadro se aplica a quem, geralmente, ingere o álcool e pouco tempo depois vai se exercitar. "A recomendação é que a ingestão de bebidas alcoólicas se dê em torno de 72 horas antes e, no mínimo, 24 horas depois da atividade, para não prejudicar tanto a performance e nem o desempenho durante a prática. Angela explica ainda que é muito equivocado pensar que trocar a bebida pela comida ou evitar consumir alimentos durante a ingestão de álcool contribui para o emagrecimento. "O álcool por si só já tem calorias.

Comente agora
04
Jul
Dieta rica em proteínas é segredo para boa forma, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 15:57h

Em vez de contar calorias, as pessoas que desejam permanecer em forma devem ter uma dieta rica em proteínas, com peixes, ovos e carnes, de acordo com um novo estudo feito pela Universidade de Sydney. A ingestão baixa de proteína faz com que o corpo compense em alimentos ricos em gordura e carboidratos para atingir o nível de proteína necessário. As informações são do Daily Mail. Ao longo dos últimos 60 anos, a proporção de proteína em dietas ocidentais caiu, e os pesquisadores sugerem que isso poderia ser responsável pelos crescentes níveis de obesidade. "Podemos usar essas informações para ajudar a gerenciar e prevenir a obesidade, garantindo que as dietas tenham a quantidade ideal de proteína para satisfazer o apetite”, disse o professor David Raubenheimer, da Universidade de Sydney. Raubenheimer deve apresentar os resultados nesta sexta-feira (4), na Reunião Anual da Sociedade de Biologia Experimental, em Manchester, e disse que eles podem explicar o motivo para dietas ricas em proteínas, como a de Atkins, ajudarem pessoas a perder peso. "Dietas ricas em proteínas podem nos ajudar a perder peso, mas se envolvem outros desequilíbrios, causam problemas de saúde", alertou o professor.

Comente agora
04
Jul
Impacto das drogas na vida de dependentes aumenta 53% em 20 anos, diz ONU
Postado por: Anacley Souza / 11:28h

O consumo de entorpecentes ilícitos provocou 183 mil mortes no mundo em 2012, de acordo com o recém-apresentado relatório mundial da ONU sobre drogas. Outras milhares de pessoas tiveram complicações devido ao uso de narcóticos. Segundo a ONU, considerando os mortos e os usuários de drogas que enfrentam problemas de saúde, a população mundial que é dependente química deixou de viver 20 milhões de anos em 2010. A conta é complicada e se baseia na estimativa de quanto tempo um cidadão poderia viver a mais ou melhor se não usasse drogas. Para chegar ao impacto da droga no tempo de vida do dependente, os pesquisadores realizaram cruzamentos de dados com 12 variáveis. Essa interferência aumentou nas duas últimas décadas. Entre 1990 e 2010, o salto foi de 53%: passou de 13,1 milhões de anos comprometidos para 20 milhões de anos, juntando o tempo perdido para overdoses, que provocam mortes prematuras, e o tempo a ser vivido pelos dependentes com qualidade prejudicada (afetada por doenças como HIV, hepatites B e C, complicações do fígado e distúrbios psiquiátricos, resultantes do consumo de entorpecentes). Em 2012, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos consumiu drogas ilícitas, o que corresponde a algo em torno de 243 milhões de pessoas.

Comente agora
04
Jul
Seis vítimas de acidente automobilístico dão entrada na emergência do HRSAJ
Postado por: Anacley Souza / 09:54h
  • Seis vítimas de acidentes automobilísticos deram entrada na  emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus nas ultimas 48h. Confira:
  • -
  • -Valmir Santos do Nascimento, 31 anos, residente na cidade de Amargosa, sofreu graves escoriações e está internado em observação.
  • - Jorge Maciel de Jesus, 39 anos, residente na localidade rural da Capelinha em Santo Antônio de Jesus.Com escoriações e contusões, segue internado em observação.
  • - Ricardo Anunciação Santos, 24 anos, residente no Loteamento Vila Viva,  segue internado em observação.
  • - Carlos Antônio da Mota, e Domingas Cunha, ambos residentes na cidade de Castro Alves. Com diversas escoriações pelo corpo, as vítimas estão internadas.
  • - Jean Peixoto Silva, residente na Fazenda água Branca, município de Mutuipe. Sofreu diversas escoriações e não há informações sobre o quadro de saúde da vítima.
Comente agora
04
Jul
Anvisa suspende marca de tinta para tatuagem
Postado por: Anacley Souza / 09:44h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (4) no Diário Oficial da União suspende, em todo o território nacional, o uso do produto Tinta Millenium Tatoo para pigmentação artificial permanente da pele (tatuagem). De acordo com o texto, o produto não possui registro na agência para esse tipo de procedimento. A Anvisa determinou a apreensão das unidades da tinta existentes em mercado em caso de constatação de uso para fins de pigmentação artificial permanente da pele. A resolução entra em vigor hoje. (Agência Brasil)

Comente agora
04
Jul
Cirurgia do apresentador Mário Kertész é finalizada com sucesso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:38h
A cirurgia do apresentador Mário Kertész foi um sucesso, de acordo com a equipe médica de Roberto Kalil Filho e com o cardiologista Fábio Jatene, responsável pela operação. A cirurgia ocorreu na tarde desta quinta-feira (3), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e adentrou o início da noite. Pouco depois das 19h, os médicos comunicaram à família que tudo transcorrera bem e que todas as intervenções que pretendiam executar foram feitas sem problemas e com total êxito. Além disso, Mário Kertész retornou bem do estado de sedação. Os médicos explicaram que as primeiras 24 horas são fundamentais para saber a recuperação dele, mas demonstraram otimismo e tranquilidade. "Foi tudo bem. Ele está bem e estamos confiantes do sucesso", afirmaram os médicos. Mário Kertész já havia sido submetido a uma cirurgia no coração em dezembro de 2008, no Hospital Português, para fazer duas pontes de safena e uma mamária. Recentemente, o apresentador fez um cateterismo cardíaco e o resultado não apresentou lesões. (Fonte: Metro 1)
Comente agora
04
Jul
Hospital Espanhol demite para driblar crise financeira
Postado por: Anacley Souza / 08:29h

Cerca de 430 funcionários já foram demitidos do Hospital Espanhol até agora, por conta de um projeto de restauração interna no quadro da empresa. As demissões, iniciadas em junho, têm como objetivo reparar os resquícios da crise vivida pela unidade de saúde desde 2013, segundo o superintendente interino, Claudio Imperial. As dispensas atingem as sedes de Salvador e Nazaré, a 77 km da capital. Até o momento, 230 funcionários tiveram a demissão decretada diretamente. Cem entraram com ação no Tribunal Regional do Trabalho, requerendo demissão indireta, em Salvador. Outros 100 profissionais foram liberados da sede do interior. De acordo com o superintendente interino, esses já foram absorvidos por outras empresas da região, o que não aconteceu na capital. O setor mais atingido pelas demissões diretas é o de base. Técnicos de enfermagem, enfermeiros, auxiliares em serviços gerais e terceirizados têm sido os principais cargos mais afetados. De acordo com Francisco Magalhães, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA), quem recorreu à Justiça pela demissão indireta foram os médicos, por conta do atraso nos pagamentos.

Comente agora
03
Jul
Descoberta mutação que causa câncer de fígado
Postado por: Letícia Oliveira / 18:03h

Um grupo de pesquisadores espanhóis comandado por Nabeel Bardesy, da Universidade de Harvard, descobriu uma mutação genética que provoca a progressão do colangiocarcinoma, um tipo de câncer hepático que apresenta um mau prognóstico. A pesquisa realizada pelo Grupo de Oncologia Hepática do Instituto de Pesquisas Biomédicas August Pi i Sunyer (Idibaps) de Barcelona foi publicada nesta quinta-feira na revista científica "Nature". Através da pesquisa foi identificada uma mutação na enzima IDH que ocorre nas células-mãe do fígado e que provoca a progressão do câncer hepático conhecido como colangiocarcinoma intra-hepático. Ao bloquear a enzima IDH, se poderá frear a progressão da doença, que representa 10% dos cânceres de fígado (ao redor de 70.000 casos por ano em nível mundial). É um tipo de tumor difícil de ser detectado em fases iniciais e por isso apenas 30% dos pacientes podem ser operados. Além disso, não existe nenhum tratamento molecular para esta doença. A empresa biotecnológica Agios Pharmaceuticals colaborou na pesquisa e desenvolveu um fármaco para bloquear de maneira seletiva a forma mutada de IDH e poder combater o avanço do tumor. (Atarde)

Comente agora
03
Jul
Sofia pode esperar até seis meses por transplante
Postado por: Letícia Oliveira / 17:56h

A menina Sofia Gonçalves de Lacerda pode ter de esperar seis meses para realizar o transplante de que necessita para sobreviver, no Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos Estados Unidos. A previsão da equipe médica que atende o bebê, portador da Síndrome de Berdon, doença rara que afeta o aparelho digestivo, baseia-se no tempo médio para conseguir um doador. Nesta quinta-feira, 3, a criança passou pela primeira bateria de exames no hospital americano, para onde foi levada no dia anterior. A menina, que está com seis meses, foi levada para os Estados Unidos porque o transplante não é realizado em crianças dessa idade no Brasil. A cirurgia será custeada pelo governo brasileiro. Liminar dada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) de São Paulo determinou o depósito judicial de R$ 2,4 milhões para pagar o procedimento de alto custo. A doença impede que a criança se alimente por via oral ou endogástrica e foi diagnosticada quando o bebê ainda estava no útero materno. A mãe, Patrícia Lacerda, assumiu o risco de ter o bebê e iniciou uma campanha nacional para conseguir a cirurgia salvadora. (Atarde)

Comente agora
03
Jul
Mário Kertész passa por cirurgia cardíaca em São Paulo
Postado por: Letícia Oliveira / 17:52h

O radialista Mário Kertész, 70 anos, foi submetido a uma cirurgia cardíaca nesta quinta-feira (3), para a substituição de uma válvula aórtica. O procedimento foi realizado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, pela equipe médica de Roberto Kalil Filho. O apresentador estava de férias com a família na capital paulista e resolveu fazer uma revisão médica, que ele chamou de “revisão dos 70 mil quilômetros”. Antes da cirurgia, Mário gravou um comentário para os ouvintes. “Na revisão dos 70 mil quilômetros, foi detectada a necessidade de uma cirurgia para a substituição da minha válvula aórtica, a qual já deverá já ter sido realizada quando vocês estiverem ouvindo essa gravação. Eu espero, desejo e lutarei para o mais breve possível estar de volta neste convívio que me faz tão bem e que me dá tanta força de vida. Um grande abraço!”, diz Kertész no áudio.

Comente agora
03
Jul
Teste pode prever se adolescentes vão abusar de álcool
Postado por: Letícia Oliveira / 13:15h

No vo teste científico pode prever se adolescentes vão abusar de álcool aos 16 anos. O estudo, liderado por Robert Whelan, professor da University College Dublin, Irlanda, mostrou 70% de precisão nos resultados. As informações são do jornal The Australian. Para desenvolver a nova ferramenta, cientistas contaram com a participação de 2,4 mil jovens de 14 anos de oito locais diferentes da Europa. Ao longo de 10 horas, foram realizados neuroimagens para avaliar a atividade do cérebro e sua estrutura, testes de QI e personalidade, exames de sangue para análise genética, questionários sobre história familiar e educação. Os indicadores mais importantes foram se o participante já havia experimentado álcool, fumado ou tido experiências de relacionamentos românticos com a idade de 13 ou 14. Cérebros maiores também entram na lista dos itens que tornam a pessoa mais propensa a excessos de álcool.  “(Na adolescência) Há refino e escultura do cérebro, e a maior parte da massa cinzenta, os neurônios e as conexões entre eles estão ficando menores, e a substância branca está ficando maior. As crianças com cérebros mais imaturos, aqueles que ainda são maiores, são mais propensas a beber”, disse Hugh Garavan, da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos. Versões simplificadas dos testes estão sendo desenvolvidas para que os jovens em risco de abuso de álcool possam ser identificados e receber ajuda. (Ponto a Ponto Ideias)

Comente agora
03
Jul
Cientistas descobrem mutação genética que causa câncer
Postado por: Letícia Oliveira / 12:32h

Um  grupo de pesquisadores espanhóis comandado por Nabeel Bardesy, da Universidade de Harvard, descobriu uma mutação genética que provoca a progressão do colangiocarcinoma, um tipo de câncer hepático que apresenta um mau prognóstico. A pesquisa realizada pelo Grupo de Oncologia Hepática do Instituto de Pesquisas Biomédicas August Pi i Sunyer (Idibaps) de Barcelona foi publicada nesta quinta-feira (3) na revista científica Nature. Foi identificada uma mutação na enzima IDH que ocorre nas células-mãe do fígado e que provoca a progressão do câncer hepático, conhecido como colangiocarcinoma intra-hepático. Ao bloquear a enzima IDH, se poderá frear a progressão da doença, que representa 10% dos cânceres de fígado (ao redor de 70.000 casos por ano em nível mundial). É um tipo de tumor difícil de ser detectado em fases iniciais e por isso apenas 30% dos pacientes podem ser operados. Além disso, não existe nenhum tratamento molecular para esta doença. A empresa biotecnológica Agios Pharmaceuticals colaborou na pesquisa e desenvolveu um fármaco para bloquear de maneira seletiva a forma mutada de IDH e poder combater o avanço do tumor. (EFE)

Comente agora
03
Jul
Dentes brancos indicam status e melhores cargos, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 12:06h

star bem posicionado perante à sociedade não tem mais tanto a ver com cultura ou grau de escolaridade e sim com a qualidade dos dentes. A afirmação é do cientista social Malcolm Gladwell, autor da obra “Davi e Golias, ter dentes bons é sinal de status social e profissional. Segundo ele se o sorriso não estiver em perfeitas condições, pode ser motivo de discriminação. Para Gladwell, pessoas com dentes ruins estão cada vez menos recebendo a chance de ingressar em empregos mais disputados. E compara essa “imperfeição” na boca com problemas de obesidade. “Creio que esses tipos de características físicas são sem dúvida a próxima onda de discriminação”, diz o cientista. E apesar dessa constatação ser um pouco polêmica, aqui no Brasil não parece ser muito diferente. O dentista especializado em estética, Joel dos Santos, acredita que ter um sorriso bonito pode sim interferir na vida social de uma pessoa. “Um sorriso bonito pode fazer com que uma pessoa conquiste coisas melhores, inclusive empregos, afinal, o sorriso é a maior expressão do rosto.

Comente agora
03
Jul
Crise no Espanhol deixa população de Nazaré das Farinhas sem Hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:11h
A crise no Hospital Espanhol deixa o povo de Nazaré das Farinhas sem a única unidade hospitalar que funcionava na cidade. O Hospital Gonçalves Martins fechou as portas e todos os funcionários foram demitidos no dia 30. Segundo Paulo Reis, representante da Santa Casa de Misericórdia que geria o local, há nove meses o Espanhol não repassa recursos. Após intervenção do Estado, o contrato foi suspenso e um novo acordo deve ser assinado com a mesma empresa que gere o Martagão Gesteira em Salvador e a Santa Casa de Valença. Segundo Paulo, é possível que dentro de 15 dias o Hospital volte a funcionar gradativamente. “Vamos priorizar os funcionários demitidos, mas não significa que contrataremos todos de volta. É uma nova história agora”, pontua. O secretário de Saúde do Município, Almir Reis, afirma que uma emergência provisória foi montada na cidade. Ela está funcionando na Unidade Básica de Saúde Wilson Gomes dos Santos, no Centro da Cidade.
Comente agora
03
Jul
Ministério da Saúde diz que risco de Ebola é baixo no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 10:59h

O Ministério da Saúde (MS) disse que tem acompanhado através da Organização Mundial da Saúde (OMS) o surto de ebola na África Ocidental. A pasta federal informou que não há casos da doença confirmados no Brasil. Segundo o MS, mesmo com o grande fluxo de turistas estrangeiros por conta da Copa do Mundo, o risco de transmissão no país é considerado baixo. “De acordo com avaliação da OMS, o risco de disseminação da doença é considerado alto nos países fronteiriços, moderado no restante do Continente Africano e baixo no restante do mundo. O ebola é transmitido pelo contato direto com sangue, secreções, órgãos e outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados. Por isso, a transmissão para outros continentes não é provável e a OMS não recomenda quaisquer medidas que restrinjam o comércio ou o fluxo de pessoas com os países afetados”, afirmou o ministério. A OMS informou que três países enfrentam atualmente uma epidemia do ebola: Guiné, Libéria e Serra Leoa. Nesta quarta-feira (2), foi iniciada uma cúpula de dois dias para discutir epidemia na África Ocidental. Ainda segundo o último boletim, foram registrados 759 casos e 467 mortes provocadas pela doença. No intervalo de cinco dias (entre 25 e 30 de junho), ocorreram 14 óbitos. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
03
Jul
Fumar encarece seguro de vida em até 30%
Postado por: Anacley Souza / 10:42h

Mesmo que se tenha boa saúde, manter hábitos pouco saudáveis torna um seguro de vida bem mais caro. Foi o que mostrou uma simulação feita pelo grupo BB e Mapfre com exclusividade para o iG, confirmada por consultores especializados no segmento. Seguradoras têm colocado na balança que calcula o perfil de risco não apenas doenças pré-existentes ou o histórico familiar de enfermidades para precificar seus produtos, mas também, e principalmente, comportamentos que aumentam as chances de adoecer. Os preços  podem ficar entre 5% e 30% mais caros para quem fuma, bebe e não pratica exercícios físicos com regularidade. O BB e Mapfre simulou quanto custaria um seguro de vida para clientes com a mesma idade, saúde e sexo, mas com hábitos de vida bem diferentes. Uma mulher de 30 anos, solteira, fumante e sedentária pagaria 10% a mais pelo plano Mapfre Vida Você Mulher, que cobre morte, invalidez e diagnóstico de câncer de mama, em comparação a uma cliente na mesma faixa etária, mas que não bebe, não fuma e pratica atividades físicas.

Comente agora
03
Jul
Bomba de insulina pode ser mais eficiente que injeções contra o diabetes tipo 2
Postado por: Anacley Souza / 10:31h

Bombas de insulina podem ser mais eficazes no controle da glicose em pessoas com diabetes tipo 2 do que múltiplas injeções diárias de insulina. É o que diz uma pesquisa publicada na quarta-feira no periódico The Lancet. O diabetes tipo 2 é normalmente controlado por remédios orais e dieta. Em estágios avançados, o paciente pode precisar da terapia com insulina para equilibrar o nível de açúcar no sangue. O método mais comum é a injeção, administrada diversas vezes ao longo do dia pelo próprio paciente. Já as bombas são aparelhos acoplados ao corpo por um cateter colocado sob a pele e que injetam quantidades constantes de insulina de ação rápida ou curta. Em uma primeira etapa, os pesquisadores acompanharam 495 pessoas de 30 a 75 anos que controlaram o diabetes tipo 2 com injeções diárias de insulina. Após dois meses, os 331 pacientes que tinham a hemoglobina HbA1c, indicadora do controle de açúcar no sangue, acima da meta estipulada foram aleatoriamente designados a se tratar com a bomba de insulina ou a continuar com as injeções. Melhor equilíbrio da glicemia. Ao longo de seis meses, as pessoas que utilizavam a bomba tiveram uma redução mais significativa dos níveis de açúcar do que aqueles que usaram o outro tratamento.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com