As comentadas

Boa tarde , Quinta-feira, 31/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

12
Abr
Ministério diz que vai analisar estudo que questiona eficácia da vacina para H1N1
Postado por: Anacley Souza / 08:25h

O Ministério da Saúde informou que vai avaliar em profundidade o estudo da Cochrane Collaboration – rede independente e global de pesquisadores especializada em revisões sistemáticas na área da saúde – que concluiu que o medicamento antiviral tamiflu (oseltamivir) não evita a disseminação da gripe e nem reduz as complicações perigosas da doença, apenas ajuda com os sintomas. O estudo foi publicado na quinta-feira (10). No combate ao vírus H1N1, segundo o estudo britânico, o medicamento não seria mais eficaz do que um paracetamol, analgésico popular usado em vários países. O tamiflu tem sido usado em larga escala no Brasil e no mundo para o combate ao vírus H1N1 desde a pandemia de gripe A de 2009. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou, no entanto, que “o antiviral oseltamivir (tamiflu) é indicado para o tratamento de casos graves e de pessoas com fatores de risco. Esta indicação se baseia em estudos clínicos e respaldada por recomendações de instituições de referência, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos”. O ministério acrescenta ainda que "estudos realizados no Brasil têm confirmado a importância da administração do oseltamivir, rapidamente, nas situações indicadas como medida capaz de reduzir complicações e mortes decorrentes da influenza (gripe)." Em 2009, um levantamento feito pela Central Estadual de Regulação Hospitalar, da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, já havia chegado a uma conclusão preliminar de que o tamiflu poderia não determinar uma evolução melhor do paciente.(Bem Estar)

Comente agora
11
Abr
Para evitar desabastecimento, cai imposto de importação de silicone
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:07h

Para evitar o desabastecimento do mercado interno, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu reduzir o Imposto de Importação do chamado "gel de silicone", utilizado, entre outros, na fabricação de próteses mamárias. Poderão ser adquiridas do exterior 132 toneladas do produto com tarifa reduzida. Com a medida, o imposto de importação cai de 14% para 2% por doze meses. O governo também informou que foi reduzido o imposto de importação de outros produtos por conta do possível desabastecimento do mercado brasileiro. Entre eles, estão: carbonato de bário (alíquota cai de 10% para 2% por 6 meses - produto é usado pelas indústrias de cerâmica, vidros e cristais) e óleo de palmiste (imposto cai de 10% para 2% por seis meses - produto é usado pela indútria alimentícia e cosmética, entre outros). Também foi reduzido o imposto de importação da "adiponitrila" - composto químico usado na fabricação da poliamida (náilon) - de 12% para 2% por 12 meses para 30,7 mil toneladas. O objetivo também é evitar o desabastecimento do produto no mercado interno.

Sobretaxa

Comente agora
11
Abr
Dormir pouco pode matar neurônios
Postado por: Anacley Souza / 14:58h

Em outro estudo, publicado pelo "Journal of Neuroscience", os cientistas identificaram que a privação de sono crônica pode ter efeitos ainda mais graves para a saúde. A investigação utilizou experimentos em camundongos e simulou um padrão de sono considerado ruim, mas que é comum em pessoas que trabalham em turnos noturnos e conseguem dormir apenas quatro ou cinco horas durante o dia. Analisando os resultados obtidos, os pesquisadores identificaram que as cobaias chegaram a perder até 25% dos neurônios de uma parte do cérebro chamada de tronco cerebral. O estudo é a primeira evidência de que noites mal dormidas podem levar à morte de células cerebrais. Mais experimentos devem ser realizados para investigar quais seriam as extensões desses danos em humanos. (Revista Nossa Saúde)

Comente agora
11
Abr
Estudo questiona eficácia e bilhões gastos em tamiflu
Postado por: Anacley Souza / 13:34h

Em 2009, em meio à pandemia de gripe A (chamada inicialmente de gripe suína), vários governos - entre eles o brasileiro - gastaram bilhões de dólares na compra de um remédio que, segundo um novo estudo, não seria mais eficiente do que um analgésico comum. Segundo uma análise da Cochrane Collaboration, uma rede independente e global de pesquisadores e profissionais de saúde, o medicamento antiviral tamiflu (oseltamivir) não evita a disseminação da gripe e nem reduz as complicações perigosas da doença, apenas ajuda com os sintomas. No combate ao vírus H1N1, o medicamento não seria mais eficaz do que um paracetamol, analgésico popular usado em vários países. A Roche, fabricante do tamiflu, e outros especialistas afirmam, entretanto, que a análise da Cochrane Collaboration apresenta falhas.  O medicamento foi receitado em larga escala durante a epidemia de gripe suína em 2009 em vários países do mundo. Na Grã-Bretanha, o Tamiflu começou a ser estocado em 2006, quando algumas agências de saúde previam que uma pandemia de gripe que poderia matar até 750 mil pessoas na Grã-Bretanha. O governo britânico gastou 473 milhões de libras (quase R$ 2 bilhões) na compra do medicamento.

Comente agora
11
Abr
Chocolate amargo é opção para prevenir doenças do coração
Postado por: Letícia Oliveira / 12:08h
Para ter uma Páscoa saudável, não é preciso abrir mão do chocolate - basta escolher o tipo certo. Enquanto o chocolate branco ou ao leite é rico em calorias e gordura, o chocolate meio amargo tem menos calorias e é rico em substâncias antioxidantes, que protegem o coração. A fonte disso está nos flavonoides, uma substância encontrada no cacau e que age como protetor cardiovascular, reduzindo o risco de aterosclerose. Essa doença consiste no acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode resultar em infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Estas configuram doenças cardiovasculares, que lideram as causas de morte no país com quase 30% de todos os óbitos. A recomendação do chocolate meio amargo acontece por ele ser mais rico em cacau, que concentra os flavonoides. “Essa substância auxilia a diminuição da formação de placas de gordura, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando a retirada de colesterol da corrente sanguínea pelo fígado”, explica o Dr. Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do HCor. O cacau também possui óleo de theobroma, outro agente com propriedades antioxidantes. Além de reduzir o LDL, a substância contribui para aumentar a taxa do HDL, conhecido como bom colesterol.
Comente agora
11
Abr
Comissão de biossegurança aprova mosquito da dengue transgênico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:20h

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira (10) a liberação comercial de um mosquito transgênico criado para controlar a população do Aedes aegypti selvagem, que transmite a dengue. O mosquito ainda não estará no mercado imediatamente. Segundo nota da CTNBio, um parecer será publicado no Diário Oficial da União e, a partir daí, órgãos de registro e fiscalização terão 30 dias para se manifestar. Após esse período, caberá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitir autorizações e registros para o uso em campanhas de saúde pública. Segundo o órgão, ligado ao Ministério da Ciência, é o primeiro inseto geneticamente modificado a obter licença no Brasil. Os integrantes do órgão aprovaram por 16 votos a 1 a produção da linhagem OX513A, desenvolvida pela empresa britânica Oxitec, que já realiza ensaios no país desde 2011, na cidade de Jacobina (BA). Os testes são aplicados pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a organização social Moscamed. A tecnologia consiste em produzir em laboratório mosquitos machos com dois genes diferentes do Aedes aegypti original. Fêmeas que vivem na natureza e cruzam com esses espécimes modificados geram filhotes que não conseguem chegar à fase adulta. Além disso, as crias do OX513A herdam um marcador que os torna visíveis sob uma luz específica, o que, segundo a Oxitec, facilita o monitoramento e assegura o controle dos insetos.

Comente agora
11
Abr
Crianças com alergia ao leite de vaca exigem atenção especial na Páscoa
Postado por: Letícia Oliveira / 10:19h

Com a Páscoa chegando, supermercados e lojas ostentam em seus corredores armações onde penduram centenas de ovos de chocolate que encantam as crianças com seus papéis coloridos, desenhos de personagens e a variedade de tamanhos. No entanto, para quem tem em casa ou na família criança com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) essa época pode não ser uma das mais tranquilas, afinal, o que dar aos pequenos que não podem consumir produtos que contenham proteínas do leite e seus traços? No Brasil, a APLV tem ficado mais conhecida uma vez que o problema atinge atualmente uma em cada 20 crianças. Seguir a dieta isenta das proteínas do leite à risca é muito importante, mesmo nesta data comemorativa, uma vez que um inocente pedaço de ovo de Páscoa pode desencadear na criança os sintomas da APLV, por exemplo, sangue nas fezes, refluxo, reação de pele, irritabilidade e dores abdominais, entre outros. Um cuidado ainda maior precisa ser destinado às crianças que apresentam reações graves, como o choque anafilático. Seja no período da Páscoa e durante todo o ano, é imprescindível que as famílias sigam as orientações do médico ou do nutricionista responsável pelo tratamento da criança. Algumas marcas já produzem ovos de Páscoa isentos de proteínas do leite e traços da mesma, no entanto, segundo a nutricionista Renata Pinotti, “indicá-las é delicado pois as empresas têm mudado as informações sobre seus produtos com freqüência.

Comente agora
11
Abr
Diminuição da atividade física aumenta obesidade, alerta professor americano
Postado por: Letícia Oliveira / 08:27h

A diminuição da atividade física com o passar do tempo dificulta o consumo das calorias ingeridas e é parcialmente responsável pela crescente obesidade no mundo, segundo o pesquisador americano e professor da Universidade da Carolina do Sul Robin Shook. O cientista americano, um dos principais palestrantes nesta semana do V Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Pública, no Rio de Janeiro, afirmou à Agência Efe que, diante dessa relação inversamente proporcional entre exercícios e obesidade, "tentamos conseguir com que as pessoas aumentem suas atividades e, deste modo, melhorem a regulação da energia". Shook declarou que parte do trabalho que os homens desenvolveram historicamente mostra que enquanto se aumenta a atividade física, é possível igualmente aumentar o consumo de calorias para compensá-lo e manter o peso corporal, algo que não ocorre no sentido contrário. Além disso, ele declarou que, tradicionalmente, na hora de encontrar uma causa para o aumento do peso corporal - o que atualmente é considerado uma pandemia -, os cientistas se concentram no consumo de alimentos. "Nossos estudos mostram que, se você é fisicamente ativo, é muito mais possível que regule a quantidade de comida que deveria consumir", disse.

Comente agora
11
Abr
Central de Marcação responde à reclamação de cidadã
Postado por: Letícia Oliveira / 07:58h

Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, Ana Freitas, Gerente de Controle e Avaliação da Central de Marcação, respondeu ás reclamações de uma cidadã que denunciou demora na marcação de exames. Ela explicou que a forma de marcação foi mudada, como já havia sido falado em outra oportunidade, com objetivo de mudar o longo tempo de espera. “Com essa mudança estão recebendo as requisições no período de 15 dias, essas são avaliadas com relação ao tempo que a pessoa está esperando. Avaliamos quem está esperando a mais tempo e aquelas que tem relatório médico mais antigo é marcado”, comentou. Segundo Ana, quando o médico envia um relatório pedindo uma marcação com gravidade e este está com data muito antiga, a coordenadora Carline avalia a siatuação e depois marca, seguindo os requisitos. “Por mais que queiramos prestar serviço a população, a gente ainda não tem um quantitativo de vaga que alcance a população, então precisamos seguir critérios”, afirmou. A gerente ressaltou que se a requisição for marcada estará no Posto de Saúde, caso contrário ficará na Central de Marcação até o mês seguinte.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
11
Abr
Pacientes que nasceram sem vagina ganham órgão feito com suas células
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:39h

Quatro jovens que nasceram sem vaginas ou com vaginas anormais receberam implantes de material cultivado em laboratório feito a partir de suas próprias células, no mais recente caso de sucesso na criação de órgãos de substituição que até agora incluem também traqueias, bexigas e uretras.Testes de acompanhamento mostraram que as novas vaginas não se diferenciam do tecido próprio das mulheres e seu tamanho cresceu à medida que as mulheres, que receberam os implantes quando adolescentes, amadureciam. Todas as quatro mulheres já são sexualmente ativas e relatam função vaginal normal. Duas das quatro, que nasceram com um útero funcional, mas sem vagina, agora menstruam normalmente. Ainda não está claro se essas mulheres poderão ter filhos, mas o fato de estarem menstruando sugere que seus ovários estão funcionando normalmente, por isso a gravidez pode ser possível, disse o Dr. Anthony Atala, diretor do Centro Médico Batista Wake Forest, do Instituto de Medicina Regenerativa do Estado da Carolina do Norte.

Comente agora
11
Abr
Secretaria da Saúde de Juazeiro reforça trabalho de prevenção de doenças
Postado por: Letícia Oliveira / 07:07h
O secretário de saúde, Cássio Garcia, participou nesta quinta feira (10) do Programa Sem Fronteiras onde divulgou as ações que estão sendo realizadas pela pasta durante o período chuvoso na cidade, principalmente nos bairros mais atingidos. Cássio Garcia destacou a força tarefa que vem sendo feita pelos agentes de endemias. “A chuva é necessária, mas traz transtornos com o acúmulo de água ou contaminação da água vinda dos canais ou dos esgotos que podem levar o contágio de doenças como leptospirose, hepatite A, diarréia, dengue, leishmaniose, dentre outras”, afirmou. O titular da pasta lembrou que as doenças podem ser evitadas se a população tomar os devidos cuidados para minimizar os riscos e os problemas causados pela chuva, principalmente a proliferação da dengue. “Os profissionais dão dicas durante as visitas às residências. A equipe da Vigilância Epidemiológica está preparada e mobilizada, dando atenção especial a toda população, orientando inclusive, que as pessoas evitem o contato com as águas acumuladas e escoem águas de pneus, lixos, garrafas e fechem as caixas d’água”, informou.
Comente agora
10
Abr
Especialista mostra que apneia do sono aumenta o risco de uma morte súbita
Postado por: Letícia Oliveira / 15:32h

Uma pesquisa da Fundação Britânica do Pulmão mostrou que uma em cada três pessoas perde, em média, 23 dias de sono por ano, em virtude do ronco do companheiro. Mas o barulho, que pode causar brigas entre casais e até mesmo a separação, deixou de ser um incômodo apenas para o parceiro e pode ser sinal de uma doença grave para quem o emite: a apneia. Os portadores da doença, caracterizada por paradas respiratórias que ocorrem durante o sono e duram, no mínimo, 10 segundos, apresentam risco elevado de morte súbita por causa cardíaca, segundo estudo publicado pelo Centro de Distúrbios do Sono estadunidense. No Brasil, 33% da população sofre com o problema, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, a maioria nem sabe que tem a doença, já que apenas um exame que monitora o sono é capaz de diagnosticá-la, a polissonografia. “Entre as causas mais comuns da apneia estão o mau posicionamento da mandíbula, excesso de peso, obstrução parcial das vias aéreas superiores e algumas alterações hormonais. Mulheres apresentam maior risco quando entram na menopausa”, explica Kenya Felicíssimo, única dentista na Bahia com certificação em Odontologia do Sono.

Comente agora
10
Abr
Novo vírus pode se espalhar por todo o Brasil com a vinda de estrangeiros
Postado por: Letícia Oliveira / 13:59h

É grande a possibilidade de um novo vírus se espalhar pelo Brasil. O alerta é da Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto Pasteur, que fizeram um estudo em conjunto. O vírus chikungunya vem se alastrando pelo mundo desde 2004 e já causou epidemias na Ásia, África, Europa e Caribe. A transmissão em solo brasileiro ainda não aconteceu, mas a pesquisa da Fiocruz alerta para o risco disso acontecer com a vinda de turistas estrangeiros para a Copa do Mundo. O preocupante é que o vírus é transmitido pelo aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre amarela - um mosquito que existe em todas as partes do Brasil. Ainda não existe vacina, nem remédio contra o chikungunya. Os sintomas são semelhantes aos causados pela dengue: febre e dores no corpo, além de fortes dores nas articulações. O tratamento é parecido: bastante água para hidratar e remédios que aliviam os sintomas.

Comente agora
10
Abr
Alterar enzima pode ajudar a tratar obesidade e diabetes tipo 2
Postado por: Letícia Oliveira / 13:46h

Alterar os níveis de uma enzima do corpo pode ajudar a melhorar o tratamento contra obesidade e diabetes tipo 2, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista britânica "Nature". A pesquisa foi realizada por uma equipe da Escola de Medicina de Harvard (EUA) liderada por Barbara Kahn, em parceria com Charles Brenner, da Universidade de Iowa. Os cientistas alteraram os níveis da enzima nicotinamida N-metiltransferasa (NNMT) em ratos, que se encontra principalmente no fígado, e analisaram sua influência na obesidade e no diabetes tipo 2. O corpo humano tem várias enzimas, algumas produzidas pelo corpo e outras pelos alimentos, que colaboram para o seu funcionamento. Segundo os pesquisadores, a redução da enzima NNMT nos ratos ajudou a proteger os animais da obesidade induzida pela dieta e das consequências do excesso de peso. Kahn e os cientistas avaliaram um grupo de ratos que tinham obesidade e diabetes, e registravam altos níveis de NNMT no fígado e no tecido adiposo branco. Os pesquisadores diminuíram a quantidade de enzima NNMT com medicamentos conhecidos como oligonucleotídeos antisense (ASSO).

Comente agora
10
Abr
Mulher diz que morte do pai foi resultado de negligência médica em hospital de Laje
Postado por: Anacley Souza / 12:43h

Nesta quinta-feira (10), uma cidadã fez uma denúncia contra o Hospital Municipal Vereador Ranulfo José de Almeida na cidade de Laje. Em entrevista a repórter Bruna Leal da rádio Recôncavo Fm, Marinalva de Jesus, filha do paciente relatou o acontecimento e denunciou descaso no atendimento. De acordo com a entrevistada, seu pai, deu entrada no Hospital de Laje com sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) no último domingo (6) e foi internado como paciente comum, “alertamos ao médico e ele disse apenas que meu pai estava somente com a pressão alta”, recorda. De acordo a denunciante todos os sintomas foram relatados ao médico, como citou, dormência nas pernas e nos braços e fortes dores de cabeça, “meu pai foi colocado no soro e vomitou nas dependências da sala e o médico o internou”, fala. Marinalva falou que nenhum exame foi solicitado e na terça-feira (8) recebeu alta sem nenhuma melhora, “ele falava embolado, não reconhecia as pessoas e não se movia direito. Estava nítido que seus movimentos estavam limitados e sua perna estava paralisada”, contou.

Marinalva salientou que não contente com o atendimento médico e devido às dores de cabeça de seu pai ter se intensificado ela o trouxe para uma consulta particular com um neurologista em Santo Antônio de Jesus. De acordo a denunciante foi solicitado uma tomografia de urgência onde foi identificado o derrame cerebral, “Dr. Agenor encaminhou meu pai para ser internado no Hospital Regional onde ficou internado na UTI”, ressaltou.

Marinalva, em entrevista disse que o quadro de saúde de seu pai piorou e foi constatada morte cerebral, “os médicos só puderam retirar os aparelhos depois de confirmada a morte em um exame. Meu pai morreu por negligencia médica. Estou aqui denunciando a falta de responsabilidade dos médicos no hospital de Laje. Não quero que algo desse tipo se repita com outras pessoas”, salienta. A denunciante e a família disse que procurarão o Ministério Público e dará inicio a um processo contra o hospital e contra o médico e comprovará que seu pai morreu vítima de negligência.

  1. Redação: Voz da Bahia
Comente agora
10
Abr
Especialista diz que ‘é possível ser gordo e ser saudável’
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:25h

Corpo saudável não tem nada a ver com peso. A premissa é defendida pelo professor do departamento de Ciências do Exercício da Arnold School of Public Health, da Universidade da Carolina do Sul (EUA), Steven Blair. Segundo o médico, é possível ser gordo e, ao mesmo tempo, estar em forma e saudável. Ela também informa que é possível ser magro e estar fora de forma e sem saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física moderada por semana para garantir uma boa forma para indivíduos gordos ou magros. Segundo a OMS, o principal indicador dessa relação é que gordos fisicamente ativos têm 50% menos chances de morrer na década seguinte, comparados a pessoas com peso normal e sedentárias.  Arnold também considera que o Índice de Massa Corporal (IMC) não é uma medida útil para ser aplicada às pessoas. “O IMC é uma medida muito dura, baseada em peso e altura. Existem algumas pessoas com alto IMC que têm pouca gordura, por exemplo, atletas ou aqueles que fazem treinamento de muita força. O depósito de gordura corporal e visceral representa riscos para a saúde. Entretanto, a pessoa com um IMC de 33 (considerado obeso), com 7% de gordura corporal, não tem risco maior”, disse o especialista em entrevista a O Globo. Para o pesquisador, outros marcadores influenciam na qualidade de vida, “tais como fumo, pressão alta, abuso de drogas, estresse crônico”, porém inatividade e baixo desempenho físico podem causar mais mortes do que outros fatores de risco. Steven Blair está no Rio de Janeiro onde faz palestras no Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Pública.

Comente agora
10
Abr
Atenção mulheres! Excesso de pelos no corpo pode ser doença
Postado por: Anacley Souza / 09:13h

Atenção, mulheres! Se você tem percebido muitos pelos em regiões do corpo, como tórax, barriga, coxas e glúteos, fique atento. Pode ser sinal de hirsustismo. Para esclarecer as principais dúvidas sobre a doença. A endocrinologista Claudia Chang falou o assunto. De acordo com a especialista, a doença é causada por disfunções nas atividades hormonais dos ovários e das adrenais, que são responsáveis pela produção dos hormônios masculinos nas mulheres, como a testosterona e a androstenediona. O hirsutismo acomete apenas mulheres e cerca de 10% das pacientes desenvolvem o problema antes da menopausa. Segundo Claudia, para saber se a pessoa é portadora da doença, basta ela procurar por um aumento exagerado dos pelos em regiões como o rosto, tórax e barriga. Caso o crescimento anormal seja notado, o ideal é procurar um endocrinologista. O tratamento para a doença, de acordo com Claudia, vai desde o uso de contraceptivos orais, até a utilização de medicações que atenuam a ação dos hormônios masculinos. Quando há alteração hormonal, indica-se tratamento tanto hormonal como a retirada mecânica dos pelos. A condição é mais comum em mulheres com descendência mediterrânea. As orientais quase nunca sofre com o problema.(Revista Nossa Saúde)

Comente agora
10
Abr
Plantão de emergências das últimas 24h no Hospital Regional
Postado por: Anacley Souza / 08:07h

-Nayra Bispo de Jesus, 20 anos, residente na Fazenda Santa Cecília, localidade rural da cidade de Nazaré das Farinhas, foi vítima de atropelamento. Atendida primeiramente em uma Unidade Hospitalar daquela região, foi encaminhada ao Hospital Regional devido a gravidade de seus ferimentos. Nayara está internada em observação e seu quadro de saúde é estável.

-Deu entrada na emergência, Edson dos Santos, 26 anos, residente na Rua Santa Rita, vítima de tentativa de homicídio por arma branca. Não há informações sobre motivação nem autoria do crime que foi relatado no Posto Policial da  Unidade de Saúde onde está sendo investigado. A vitima segue internada e seu quadro de saúde é estável.

Comente agora
10
Abr
Falsos dentistas são autuados na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 07:33h

3 pessoas que ofereciam serviço odontológico sem qualificação técnica e a devida habilitação legal foram presas em Vitória da Conquista, sudoeste do Estado. Um deles tem 82 anos. Segundo informações da equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba), eles ofereciam serviços como cirurgião dentista, realizando procedimentos ortodônticos, como restaurações e extrações, além de também confeccionarem próteses. Os consultórios funcionavam sem autorização, sem a presença de cirurgião-dentista ou cuidados de biossegurança e higiene.(Tribuna)

Comente agora
10
Abr
Investimentos estaduais na área de saúde chegam a R$ 2,4 bilhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:44h

Para ampliar o atendimento à população, o Governo da Bahia tem realizado diversas ações na saúde pública estadual. Entre os investimentos se destaca a ampliação dos hospitais Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, e Roberto Santos (HGRS), no Cabula – os dois em Salvador. As ações incluem também construção de cinco hospitais e valorização do profissional de saúde, entre outras. No HGE, o atendimento será ampliado com a construção da nova unidade, que irá abrigar salas de cirurgia e 200 leitos – 50 dos quais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro de Tratamento de Queimados. Com a intervenção vão ser criados mais leitos de internação e de UTI, além de dobrar a capacidade da unidade de queimados. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, nos últimos anos houve incremento no volume de recursos destinados ao setor. Os investimentos, segundo ele, passaram de R$ 1,6 bilhão para R$ 2,4 bilhões. “Com os investimentos foram construídos cinco hospitais em Salvador e no interior. Atualmente investimos nas reformas do Hospital [Geral] Roberto Santos e do HGE. Também estamos construindo o novo Hospital Couto Maia, que vai funcionar em Águas Claras, uma obra muito importante porque a unidade é referencia em doença infecciosa”.

Comente agora
09
Abr
Orgasmo feminino: 3 dicas para alcançar o prazer
Postado por: Letícia Oliveira / 17:31h

Após muita luta, a mulher moderna conseguiu o direito a votar, trabalhar fora, controlar a quantidade de filhos e fazer de sua vida o que bem entender. Mas em meio a tantas conquistas, em pleno século XXI, parece que elas ainda não se dão o direito ao orgasmo. Obviamente, muitos parceiros também têm culpa, por não se preocuparem com o prazer da companheira na hora do sexo. Mas a verdade é que um dos principais empecilhos para o orgasmo feminino está dentro da cabeça da própria mulher. “Quando o sexo é percebido de forma reprimida, a mulher não aprende a se dar o direito de exercê-lo ou tirar prazer dele. Essas questões normalmente são inconscientes, mas são elas que criam os maiores obstáculos à obtenção do orgasmo”, explica a sexóloga Walkíria Fernandes. Já está mais do que na hora de a mulher encarar o sexo como algo natural e, principalmente, assumir de uma vez por todas que tem direito ao prazer. Se você faz parte do grupo de mais de 50% das mulheres que ainda não conseguiram chegar ao orgasmo, confira algumas dicas preciosas de sexólogas sobre como se libertar e ter mais prazer sexual:

Comente agora
09
Abr
Planejamento digital é arma em prol do sorriso perfeito
Postado por: Letícia Oliveira / 15:00h

Já é possível ter uma prévia de como ficará o sorriso depois de um tratamento de reabilitação oral. O planejamento digital é um recurso que ajuda o dentista a projetar como ficarão os dentes de um paciente. Para isso, o profissional usa fotografias do rosto e do sorriso, que, em seguida, passam por softwares que detectam proporções e medidas do rosto. Esse recurso prevê, ainda, imperfeições, problemas gengivais e limitações de cada caso. Após esta análise, são feitos dentes de cera, que são colocados no molde que o dentista fez junto com o paciente e dá uma prévia, em proporção real, de como ficará o sorriso. “O planejamento digital pode ser usado em diversos tratamentos estéticos, como facetas, coroas, próteses sobre dentes e implantes”, diz o cirurgião-dentista, Cristian Dunker, que trabalha com a técnica há dois anos. Segundo o profissional, o que o paciente visualiza no computador é uma estimativa aproximada do resultado. “A análise digital ajuda no diagnóstico do caso, mas a cor, formato do dente, delineamento gengival somente são estabelecidos após o trabalho realizado”, afirma Dunker. Mais do que uma forma de prever o sorriso, a análise digital deve ser vista como um passo do diagnóstico para reabilitações de casos complexos. “Normalmente, há mais de uma alternativa de tratamento e o paciente deve conhecê-las e optar, juntamente com o profissional, pela opção que mais lhe agrada”.

Comente agora
09
Abr
Governo determina regras para recuperação de hospitais filantrópicos endividados
Postado por: Letícia Oliveira / 13:21h

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (9) define as regras para a execução de um programa de apoio financeiro para as Santas Casas e hospitais filantrópicos. O objetivo, segundo a pasta, é garantir o acesso e a qualidade de ações e serviços públicos de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). As entidades que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (ProSUS), programa criado em outubro do ano passado para garantir a recuperação econômica e financeira das entidades privadas filantrópicas de saúde e das entidades de saúde sem fins lucrativos. O ProSUS permite a moratória e remissão das dívidas no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (dívidas tributárias ou não tributárias). Para participar do programa, as entidades precisam estar em grave situação econômica e financeira, ou seja, com dívidas iguais ou superiores a 15% do valor da receita bruta com a Receita Federal, ou de 30% com instituições financeiras. Informações do G1.

Comente agora
09
Abr
Aumento de infestação de dengue alerta para epidemia da doença na capital baiana
Postado por: Anacley Souza / 12:26h

Salvador continua em estado de alerta para uma epidemia de dengue. Segundo levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa), realizado entre os dias 20 e 25 de março, a Infestação Predial (IIP) na capital baiana aumentou para 3,2%, ou seja, a cada cem imóveis visitados 3,2 apresentaram focos do mosquito. Na coleta anterior, feita em dezembro, o índice era de 2,6%, o que reforça a preocupação do combate à proliferação do mosquito. O Liraa revelou também que os depósitos preferenciais estão dentro dos domicílios como vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e caixa d'água. Nos primeiros dois meses do ano houve aumento de 63% no número de notificações comparado ao mesmo período de 2013. Salvador também registrou a morte por dengue hemorrágica da estudante de direito Bruna Gomes Muniz no dia 27 de março. Este ano já foram confirmados 273 casos da doença em na capital baiana. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as ações de combate precisam do apoio da população. A Prefeitura também informou que realiza desde o início do ano, através da SMS, Limpurb e Sucop mutirões de limpeza em áreas prioritárias, bem como visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate às endemias. Ao todo, já foram vistoriados 570 imóveis e realizada a retirada de 182 toneladas de lixo das ruas, quintais e terrenos baldios, bem como na eliminação de 1.288 focos do mosquito e tratamento de outros 391.(Bahia Notícias)

Comente agora
09
Abr
Consumo excessivo de álcool por jovens está ligado à menção de bebida em músicas, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 12:18h

O consumo excessivo de álcool por adolescentes e jovens adultos está fortemente associado com referências a bebidas em músicas, segundo um estudo conduzido pela Universidade de Pittsburgh e pelo Norris Cotton Cancer Center. O estudo, baseado em uma pesquisa com 2.541 pessoas com idades entre 15 e 23 anos, afirma que políticas públicas e educacionais podem limitar a influência do álcool na música popular e, assim, diminuiriam o consumo de bebida entre jovens. Os resultados do levantamento foram publicados na revista “Alcoholism: Clinical & Experimental Research”. Os cinco 'superalimentos' que podem fazer mal à saúde Feijão reduz colesterol ruim e risco de doenças cardíacas Um adolescente comum é exposto anualmente a cerca de 3 mil referências a bebidas alcoólicas enquanto ouvem música, destaca Brian Primack, autor chefe do estudo e diretor do Programa de Pesquisas de Mídia e Saúde na Escola de Medicina de Pittsburgh. É importante compreender o impacto negativo que essas referências podem ter em uma faixa etária, induzindo o consumo de álcool. O álcool é considerado a terceira maior causa de morte nos EUA relacionada com o estilo de vida, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças. As referências a bebidas podem servir como propaganda, mesmo quando não são pagas pelo mercado,  ressalta James Sargent, professor de pediatria da Faculdade de Dartmouth. Por isso é importante examinar a influência dessas menções. Dos participantes da pesquisa, 1.488 (59%) afirmaram que beberam, de uma vez só, uma grande quantidade de álcool, equivalente a 300 ml de cerveja, 100 ml de vinho ou 37,5 ml de uma bebida destilada

Comente agora
09
Abr
Ministro da Saúde assina regulamentação do PROSUS
Postado por: Anacley Souza / 10:50h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou na terça-feira (8), na presença do deputado Antonio Brito, presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e da Confederação Internacional das Misericórdias – CIM, de Edson Rogatti, presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, e de Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas – UMP, a portaria que regulamenta a Lei 12.873/2013 – Lei do PROSUS. Essa portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9), o que permitirá que as entidades iniciem o processo visando conseguir o benefício da moratória e anistia das dívidas tributárias e previdenciárias. Para Antonio Brito, “essa foi uma luta de quase um ano, fruto de uma grande mobilização envolvendo as entidades, o Congresso Nacional e o Governo Federal. Assim, a partir de agora, podemos ver equacionado um dos grandes problemas que afligem o setor”. Na oportunidade foi entregue ao ministro uma lista de reivindicações do setor, contendo questões como a solução do subfinanciamento das entidades e o equacionamento das dívidas bancárias, entre outros. Também estiveram presentes ao encontro o secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães, o vice-presidente da CMB, Maurício Dias, os presidentes das federações estaduais Júlio Matos, do Rio Grande do Sul, padre Francisco Gomes, do Ceará, e Jorge Dino, do Piauí.

Comente agora
09
Abr
Câmara aprova projeto que libera venda de inibidores de apetite
Postado por: Anacley Souza / 09:51h

Um projeto aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (8) libera a venda de inibidores de apetite. Assim, fica sustada a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibiu, em 2011, a produção e o comércio desses produtos. A Resolução 52/11, da agência, proíbe a venda de inibidores usados no tratamento da obesidade como anfepramona, femproporex e mazindol e cria restrições severas à sibutramina. Na época, a Anvisa argumentou que não foram apresentados estudos clínicos que comprovassem a eficácia desses inibidores. Segundo o autor da proposta que autoriza a venda dos produtos, Beto Albuquerque (PSB-RS), a determinação da Anvisa causou insatisfação entre a classe médica, o que ocasionou retrocesso ao tratamento dos obesos no país. “Tiraram a caneta do médico para definir o tipo de tratamento adequado e defendeu a aprovação. A sustação [da resolução] que estamos fazendo aqui é temporária e vai obrigar a um debate técnico sobre a questão”, disse. O texto segue agora para o Senado. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
09
Abr
Morte súbita atinge de 250 mil a 300 mil por ano no Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:37h

O 31º Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) vai discutir, desta quarta a 12 de abril, a saúde do coração. Entre os temas, novos anticoagulantes para tratar a fibrilação atrial, stent bioabsorvível, e uma pesquisa que mostra que, no Brasil, a morte súbita por insuficiência cardíaca mata de 250 mil a 300 mil pessoas por ano. Hoje já há como detectar pacientes de risco alto e também reverter o quadro com o uso de desfibriladores portáteis, dispositivos fundamentais em estádios por exemplo, neste ano de Copa do Mundo. - Estes números foram calculados com base nos óbitos em hospitais de pacientes portadores de insuficiência, que sofreram infarto ou outras cardiopatias - explica a presidente da Socerj, Olga Ferreira de Souza. - Quem tem alguma doença cardíaca, não sabe, e faz exercícios sem acompanhamento pode ter arritmia. Essa arritmia causar morte súbita, por isso a avaliação médica antes de ingressar na academia é tão importante - diz. Hoje, no Brasil, a lei estabelece que a instalação de desfibriladores automáticos externos (DAE) é obrigatória em lugares de grande circulação de pessoas, como aeroportos, estações de metrô e estádios de futebol. O aparelho é capaz de identificar o ritmo cardíaco e consegue reverter a parada cardíaca, que em 85% dos casos é causada por arritmia.

Comente agora
09
Abr
SAJ: Cidadão diz que há quase um ano espera a regularização de uma cirurgia para a esposa na Central de Marcação
Postado por: Anacley Souza / 08:27h

Várias são as denúncias referentes à insatisfação da população referente ao atendimento nos postos de saúde e central de marcação de Santo Antônio de Jesus. O cidadão Joaquim de Jesus cedeu uma entrevista a Radio Recôncavo FM, e relatou e que esta esperando há quase um ano a marcação de uma cirurgia que sua esposa necessita realizar. De acordo o denunciante, existe um jogo de empurra no setor de marcação na Policlínica, “todas as vezes que procuro saber como está o encaminhamento, ela me dá a mesma desculpa e pedem o número de telefone”, relata. Ainda de acordo com o Sr. Joaquim, a sua esposa necessita fazer a cirurgia com urgência devido as constantes dores na perna que ela sente e não existe condição de realizar esse procedimento de forma particular, “a cirurgia custa caro por isso estou correndo atrás do SUS, mas até agora não obtivemos êxito”, lamentou. Preocupado com o bem estar da família, principalmente de sua esposa que está debilitada, Joaquim pede que a secretaria de saúde e órgãos responsáveis atente a essa situação e tomem providências o quanto antes. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
09
Abr
Ambulatório de Psicologia da UFRB oferece atendimento a pessoas em condições crônicas
Postado por: Anacley Souza / 08:21h

O Ambulatório de Atenção Psicológica a Pessoas que Vivem com Condições Crônicas (APC), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realiza no período de 31 de março a 14 de abril triagem de pacientes para atendimento psicológico gratuito. As vagas são para adultos que precisam lidar com as dificuldades relacionadas a doenças crônicas. Em contato com a Rádio Andaiá FM, Dayse Santos,  informou que a triagem é destinada para  a pessoa que está doente, seus familiares e cuidadores. Para participar, os interessados devem comparecer ao APC, que funciona na sede do Serviço de Psicologia da UFRB, localizado na Av. Barros e Almeida, nº 28, Centro, em Santo Antônio de Jesus. Os horários da triagem são de 8h às 12h e de 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os interessados poderão obter maiores informações pelo telefone 3631- 1196.

O que é condição crônica?

As pessoas em condição crônica são aquelas que sofrem com doenças crônicas ou cuidam de pessoas que estão com doenças crônicas. Pessoas com esse perfil podem sentir nervosismo, desânimo, ansiedade, tristeza, vergonha, solidão e medo.

Comente agora
09
Abr
Cresce o número de americanos que são contrários à vacinação
Postado por: Anacley Souza / 07:49h

A americana Kathleen Wiederman, de 42 anos, não é exatamente uma militante antivacinas, mas, assim como um número crescente de americanos, ela é cética a respeito destes fármacos por acreditar que a natureza é suficiente para combater as doenças. "Os médicos não sabem tudo", afirma esta graduada em direito que prefere a medicina alternativa. Kathleen escolheu dar à luz em casa e resiste na hora de vacinar a filha de 5 anos. Só a insistência do marido a levou a aceitar que imunizassem a pequena contra a varíola e o sarampo, mas ela recusou a vacina da poliomielite. "O setor médico é dominado por tratamentos a base de medicamentos", afirma Wiederman, que trabalha no setor de contratação e mora em um bairro de alto padrão de Virgínia. Segundo especialistas, os americanos contrários às vacinas deixaram de ser uma minoria radical da sociedade e são cada vez mais numerosos. Duvidar antes de receber uma vacina virou algo frequente, e não só no caso das crianças.

Comente agora
09
Abr
MP pede interdição de Casa de Saúde Ana Nery
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:42h

O Ministério Público estadual (MP-BA) quer que o Município de Salvador interdite imediatamente as atividades da antiga “Casa de Saúde Ana Nery” e realize a transferência e realocação dos pacientes para locais adequados, estrutural e higienicamente. A ação foi ajuizada no último sábado (5) pelos promotores de Justiça Nidalva de Andrade Brito Oliveira, Renata Barros Dacach Assis, Sansulce de Oliveira Lopes Filardi, Ulisses Campos de Araújo e Grace de Menezes Campelo Apolonis. De acordo com os promotores, no interior da Ana Nery, onde funcionavam consultórios, quartos e enfermarias, as pessoas moram expostas a diversos fatores de risco, em meio a animais, usuários de substâncias psicoativas e portadores de doenças contagiosas. Eles pedem que o município dê “destinação à Casa de Saúde Ana Nery para a finalidade prevista no Decreto de Desapropriação nº 24.008/2013, ou proceder à desapropriação de outros imóveis, ampliando em regime de urgência, a rede de acolhimento temporário com a criação de novas vagas e leitos, que atendam às pessoas em situação de rua”. Além disso, solicitam indenização de R$ 1 milhão por danos morais coletivos causados às pessoas que habitaram o local, sem condições de habitação, higiene e saúde. O dinheiro seria revertido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo de Direitos Difusos. (BN)

Comente agora
09
Abr
Pesquisa afirma que água de garrafões é um risco à saúde
Postado por: Anacley Souza / 07:34h

A segurança de estar bebendo água limpa, criteriosamente fiscalizada, tanto na fonte, quanto nas empresas de envase, pode cair por terra caso o produto não tenha o armazenamento devido. Em Salvador, não é difícil encontrar os garrafões de 20 litros comercializados em qualquer estabelecimento, muitas vezes expostos a poeira, sujeira, e em contato direto com o chão e com outros produtos. Mesmo os recipientes de 1litro e 500 ml vendidos nos supermercados e até nas sinaleiras, precisam de cuidados no manuseio para que as características da água mineral não sejam modificadas. É o que explica a farmacêutica bioquímica de alimentos Clícia Capibaribe Leite, coordenadora do Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água da Faculdade de Farmácia da Ufba. “No geral, as amostras que chegam para análise não apresentam problemas, são isentas de contaminação”, explica a especialista. Ela diz que a universidade também já fez estudos específicos na área e o resultado foi satisfatório. Segundo as análises, a água que sai das fontes, a maioria localizada em cidades próximas a Salvador, chegam ao mercado seguindo o padrão determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentando, inclusive as características físico-químicas e microbiológicas

Comente agora
09
Abr
'Não tem lógica nenhuma’, diz secretário de Saúde sobre reclamações de entidades
Postado por: Anacley Souza / 07:16h

O secretário de Saúde da Bahia, Washington Couto, rebateu nesta terça-feira (8) as reclamações feitas por representações de médicos durante protestos nesta segunda-feira (7). De acordo com o chefe da pasta, não houve o subfinanciamento do setor público, como foi afirmado pelas entidades de classe. “O Tesouro Nacional deve, por lei, aplicar mais de 12% na Saúde. Ou seja, de 12 para cima. E em todos os anos nós cumprimos a lei”, defendeu o secretário. Ao Bahia Notícias, ele explicou que as instituições que acusaram o Estado utilizaram "dados soltos" para dizer que o governo diminuiu o repasse de verbas, quando na verdade aumentou. “Eles pegaram o maior índice do período e fizeram um recorte de 2009 para agora. Só contabilizaram o valor percentual. A forma que eles encontraram é um sofisma mesmo. Não existe isso”, reclamou. Dados da Sesab mostrariam que em 2009 foram investidos R$ 1.687.967 no setor e, desde então, os valores cresceram até chegarem a R$ 2.429.191, o que estaria disponível para consulta no site da Secretaria da Fazenda. Couto pontuou ainda que durante o governo de Jaques Wagner foram criados 1,2 mil novos leitos, cinco novos hospitais, além de triplicado o número de vagas de UTI (de 311 para 932). “É contraditório. Como é que criamos tantas coisas e reduzimos o investimento? Não tem lógica nenhuma”, calculou.

Comente agora
08
Abr
Antisséptico bucal 3 vezes ao dia aumenta risco de câncer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:39h

Se  você usa antisséptico bucal mais de três vezes ao dia, talvez seja melhor rever o hábito. De acordo com pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, o excesso do produto pode aumentar risco de câncer de boca e garganta. Os dados são do jornal Daily Mail. O resultado apoia um estudo australiano de 2009 que disse que havia “provas suficientes” de que enxaguantes bucais com álcool contribuem para um aumento da probabilidade da doença, porque permitiriam que substâncias causadoras de câncer penetrassem na mucosa da boca com mais facilidade. No novo levantamento, avaliaram 1.962 pacientes com câncer e 1.993 pessoas saudáveis em 13 centros de nove países. Constatou-se também que aqueles com problemas de saúde oral, incluindo os com dentaduras e gengivas sangrando persistentemente, estavam em maior risco. Os cientistas acrescentaram que pode haver uma ligação entre os bochechos excessivos e as pessoas que os utilizam para mascarar o cheiro de fumo e álcool, fatores de risco para o câncer oral.

Comente agora
08
Abr
Atriz Sharon Stone é internada no Hospital Sírio-Libanês
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:38h

A atriz norte-americana Sharon Stone foi internada no Hospital Sírio Libanês, na região Central de São Paulo, de acordo com funcionários do centro médico ouvidos pelo G1 e pela TV Globo nesta terça-feira (8). Não havia informações sobre os motivos do atendimento. Procurado pelo G1, a assessoria de imprensa do hospital não confirmou a internação da atriz. Sharon está desde a semana passada no Brasil. Ela participou do baile de gala da amfAR (fundação que apoia a pesquisa de Aids), em São Paulo, na sexta-feira (5). Em sua conta no Twitter, a atriz afirmou, na quarta-feira (2), estar “animada para voltar ao Brasil” para participar do evento. “Está na hora de encontrarmos uma cura”, disse. Na festa, a atriz ressaltou a importância do combate à Aids. “Estou há 20 anos nessa causa e espero que minha imagem ajude a contribuir mais”, disse, segundo o Ego.

Comente agora
08
Abr
Criança volta para casa após viver 5 anos internada em hospital da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:18h

Aos sete anos de idade, a menina Letícia Oliveira começa a viver as primeiras experiências em um lar convencional. Ela morou por cinco anos em unidades pediátricas da Bahiae deixou o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (8), para resgatar uma vida de convivência familiar e integração social. Nesse período, a única vez em que a criança deixou a unidade foi em dezembro de 2012, quando foi levada para visitar o papai noel em um shopping. Aos dois anos, Letícia deixou a residência no bairro de Caraíbas para começar uma maratona de exames, cirurgias e tratamentos contra uma insuficiência respiratória crônica. Inicialmente, em fevereiro de 2009, a menina foi internada no Hospital Clériston Andrade (HCA), no centro de Feira de Santana. Em setembro de 2010, após a inauguração do HEC, foi transferida para a unidade exclusivamente pediátrica, onde morou desde então.De acordo com o pediatra Márcio Torres, que acompanha a criança desde a entrada no HCA, Letícia foi atendida há cinco anos com quadro de infecção do sistema nervoso central, que resultava em crises convulsivas. No período, segundo o médico, foi detectado que, "ao entrar em sono profundo, ela [a menina] parava de respirar". 

Comente agora
08
Abr
Inca estima aumento de casos novos de câncer de próstata em 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 14:27h
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam em torno de 69 mil novos casos de câncer de próstata em 2014. O tumor ocupa o primeiro lugar no ranking de cânceres que mais atingem os homens no Brasil. De acordo com o Dr. Fernando Maluf, Chefe do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, outros fatores podem influenciar no surgimento da doença, como alimentação rica em gorduras ou predisposição genética. “Homens com histórico de câncer de próstata na família possuem maior propensão em desenvolver a doença. Além disso, a incidência deste tipo de câncer tende a ser maior em negros – por razões ainda não definidas – e pessoas obesas, que mantêm uma dieta rica em gorduras”, explica o especialista. Em países desenvolvidos, a incidência pode ser cerca de seis vezes maior, principalmente pelo aumento da expectativa de vida. Glândula exclusiva do sistema genital masculino, a próstata se localiza abaixo da bexiga. A função do órgão é produzir substâncias que vão ajudar a tornar o sêmen mais fluido, facilitando o deslocamento dos espermatozoides. De acordo com especialistas, ainda não se sabe todas as causas do câncer de próstata, que acomete 62% dos homens – a partir dos 65 anos – em todo o mundo, segundo informações do INCA. Até o momento, o único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento da doença é a idade.
Comente agora
08
Abr
Circuncisão após os 35 anos reduz chances de câncer em 45%
Postado por: Letícia Oliveira / 13:41h

squisas anteriores já haviam revelado que os homens circuncidados apresentam 11% a menos de chances de desenvolver câncer de próstata. Agora, um novo estudo apontou que aqueles que passam pelo procedimento após os 35 anos se tornam 45% menos propensos a desenvolver a doença do que os não circuncidados. As informações são do Daily Mail. As causas específicas do câncer de próstata permanecem desconhecidas, no entanto, três fatores de risco já foram identificados: idade avançada, histórico da doença na família e ascendência africana. A nova pesquisa descobriu que a circuncisão é um método preventivo eficaz contra o câncer de próstata entre os negros: o risco da doença entre os homens da etnia caiu em 60% após o procedimento feito em qualquer idade. O estudo também concluiu que, durante toda a vida, metade dos homens não circuncidados irá contrair alguma doença causada pelo prepúcio. Durante a infância, o maior benefício do procedimento é a proteção contra infecções do trato urinário, que podem agredir os rins. O câncer de próstata é raro entre os homens judeus e muçulmanos, grupos em que a maioria é circuncidada.

Comente agora
08
Abr
Rapaz fica tetraplégico após cirurgia para combater suduorese
Postado por: Anacley Souza / 10:58h

O jovem Rogério Borges Teodoro, de 31 anos, ficou tetraplégico após passar por uma cirurgia para controlar a produção excessiva de suor, em Anápolis, a 55 km de Goiânia, e agora os pais pedem ajuda para cuidar do rapaz. O procedimento foi feito em outubro de 2003, quando Rogério tinha 21 anos, e deixou sequelas. Na época, a família chegou a processar o hospital responsável pela operação, mas o caso foi arquivado, pois ficou comprovado que o paciente não informou os médicos sobre o uso de remédios para emagrecer, e isso teria provocado as complicações. Rogério foi diagnosticado com "hiperidrose", doença caracterizada pelo suor excessivo em determinadas partes do corpo, como mãos, axilas e rosto. Ele cursava direito, quando decidiu fazer a cirurgia. O procedimento foi realizado por meio de um pequeno corte embaixo das axilas, mas o rapaz teve uma parada cardiorrespiratória e falta de oxigênio no cérebro. Com isso, Rogério entrou em coma. "Ele fez a cirurgia de madrugada e voltou para o quarto. À tarde, apresentou dificuldades para respirar e colocaram um balão de oxigênio [nele]. À noite, me ligaram dizendo que ele tinha apresentado um coágulo no pulmão e que precisaria de outra cirurgia. Depois do procedimento, ficou na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e entrou em coma", lembra a mãe, a dona de casa Abadia Silva. Depois de 2 meses, o quadro foi revertido e o jovem recebeu alta médica. No entanto, estava tetraplégico e com paralisia cerebral. Desde então, a mãe luta para cuidar do filho. "Eu tenho problemas na coluna e, mesmo assim, me esforço muito para ajudá-lo", diz. Com o filho tetraplégico, tudo precisou ser adaptado em casa.

Comente agora
08
Abr
Campanha incentiva internauta a declarar ser doador de órgãos no perfil do Facebook
Postado por: Anacley Souza / 10:34h

Luana Piovani, que estreia com a peça infantil Mania de Explicação neste fim de semana, vai protagonizar mais um projeto: ela será garota-propaganda da campanha Eu Assumi, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), que começará a ser veiculada pela Internet nesta segunda-feira (07). “Optei por ser doadora de órgãos porque, para mim, essa questão é muito simples. Se eu não vou precisar mais, por que não ajudar alguém que precisa? É uma opção de vida e eu me sinto lisonjeada de ser uma comunicadora dessa ideia”, diz Luana, que vai 'assumir' a posição de doadora através do Facebook 'marcando' todos os familiares na foto. Além dela, vários blogueiros abraçaram a causa e vão se declarar doadores na Internet, como Marcelo Cidral, do Como eu Me Sinto Quando..., Adan Smith, de Os Profanos, Mariana Belém, do blog Mamãe de Primeira Viagem, entre tantos. A campanha ressalta a importância de comunicar aos familiares o desejo de doar os órgãos, já que só eles podem decidir sobre o assunto. O projeto também ensinará às pessoas como se declarar doador de órgãos através do Facebook, - clicar em 'Evento Cotidiano', depois em 'Saúde em Bem-Estar' e encontrar a opção 'Doador de Órgãos'. Não basta se declarar, mas é preciso 'taguear' os familiares para que eles tenham conhecimento. Para a ABTO, quando eles tomam conhecimento dificilmente vão contrariar o desejo da pessoa. Até agosto de 2013 135 mil usuários da rede social expressaram a intenção. O número é resultado da parceria firmada entre o Ministério da Saúde e a rede social desde agosto de 2012. Atualmente 24 mil brasileiros estão na fila de espera por órgãos.(Revista Época)

Comente agora
08
Abr
Aprovado projeto de lei que pretende estender meia-entrada a doadores de sangue na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:01h

Os doadores regulares de sangue da Bahia terão direito ao benefício da meia-entrada em eventos culturais realizados no estado. Apresentado pelo deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), o Projeto de Lei nº 20734/2014, que prevê a extensão do benefício, teve relatoria favorável do deputado Carlos Geilson (PTN) e foi aprovado na noite desta segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa da Bahia. Agora, ele segue para a sanção do Poder Executivo. Conforme descrito pela relatoria, estão inclusos nesse projeto os doadores de sangue registrados nos hemocentros e bancos de sangue dos hospitais públicos e privados da Bahia. Indicações médicas dão conta que os homens podem doar sangue apenas quatro vezes ao ano e as mulheres três vezes, por isso, "fica instituído que após cada doação os homens terão três meses de acesso à meia-entrada e as mulheres, quatro”. Para garantir o direito à meia-entrada, o doador deverá apresentar comprovante da doação na entrada dos estabelecimentos. (BN)

Comente agora
08
Abr
Municípios baianos recebem novas ambulâncias do Samu
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:59h

Quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foram entregues, nesta segunda-feira (7), aos representantes dos municípios de Ilhéus, Chorrochó, Morpará e Oliveira dos Brejinhos pelo secretário estadual da Saúde, Washington Couto. O evento foi realizado na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo, em Salvador. As caminhonetes do tipo 4x4 (tração nas quatro rodas) oferecem mais resistência ao atendimento na zona rural. As ambulâncias destinadas a Ilhéus e Chorrochó são para reserva técnica, e as de Oliveira dos Brejinhos e Morpará para renovação de frota. “Os veículos são importantes porque a população da zona rural passa a ter atendimento do Samu mais rápido. O [veículo] 4X4 é preparado para estradas de terra, chega a qualquer lugar, facilitando o acesso dos moradores ao serviço de urgência e emergência”, afirmou a prefeita de Chorrochó, Rita Campos. O Samu 192 na Bahia já chega a 80% população, representando aproximadamente 12 milhões de pessoas atendidas. De acordo com o secretário estadual da Saúde, “os veículos são capazes de atender pacientes em locais de difícil acesso”. Durante o evento foi entregue às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) um veículo adaptado para o transporte de cadeirantes.

Comente agora
07
Abr
Diretor da ala médica do HRSAJ esclarece denúncia da morte de paciente: “Não houve negligência, tudo está documentado”
Postado por: Letícia Oliveira / 20:28h

Jorge Lima, coordenador da ala médica do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus), em entrevista ao repórter Marcus Augusto do Portal Voz da Bahia, explicou a situação que foi relatada por uma senhora na última quinta-feira (03), que, segundo ela, seu irmão teria morrido por negligência médica no momento da triagem. Para esclarecer os fatos, Dr. Jorge garantiu que possui provas documentais no atendimento ao paciente, acrescentando que quando o relato chegou ao mesmo, foi feito uma apuração com as pessoas envolvidas, foi visto os registros nos computadores e constatou-se que o agendamento da chegada ao hospital está registrado no horário de 11h05m08s, onde o mesmo foi atendido pela enfermagem 7 minutos depois, às 11h12m26s. “Ele recebeu a classificação com atendimento amarelo, que é de acordo com a urgência e emergência do caso clínico, nesse caso foi classificado como não emergencial e que o paciente pode aguardar em até uma hora sem prejuízo”, disse. Segundo o coordenador, o paciente recebeu medicações ao entrar na emergência, já vinha com problemas e posteriormente o quadro foi agravado, quando o mesmo foi encaminhado para a sala de parada, onde fez a monitorização do mesmo. A denunciante afirmou que o atendimento após a triagem só se deu após o seu irmão vomitar e desmaiar diante da recepção da triagem.

  1. Jorge Lima coordenador da ala médica do HRSAJ / Foto: Voz da Bahia

Lima alegou que houve arguição que o óbito foi constatado e emitido bem depois do verificado, mas não foi o que aconteceu, alertando que tem em mãos o atestado de óbito, onde prova todas as informações pertinentes ao caso, inclusive a hora e data do óbito, às 12h25. Lima disse ainda que não houve nenhuma intercorrência na interface dessa familiar com a recepção. “Quem assume a triagem é uma enfermeira, que estudou quatro anos para estar ali e tem todo um preparo e programa de educação feito no hospital. Que eu saiba nunca houve demissão em erro de triagem”, contou. Conforme foi dito por Dr. Jorge Lima, a paciente não procurou o SAC do Hospital para fazer a reclamação, ao que lhe consta. 

  1. Ofício enviado pela 6ª Defensoria Pública: O defensor público Maurício Moitinho enviou um ofício para o hospital, pedindo um esclarecimento com relação às reclamações de insatisfação do serviço, vindas de diversas pessoas. Sobre esse fato, Lima disse que o ofício chegou às mãos do diretor geral Alex Carvalho e já foi devidamente respondido, porém não teve acesso ao documento.
  2. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
4 comentários
07
Abr
Preocupação com a Saúde cai 11 pontos, aponta Datafolha
Postado por: Letícia Oliveira / 16:20h

Um dos focos do governo atual, a preocupação dos brasileiros com a área da Saúde teve queda de 11 pontos, segundo pesquisa Datafolha. Ainda assim, o tema ainda é a principal preocupação dos entrevistados, com índice de 34%. Em fevereiro, quando foi divulgada a compilação anterior, a taxa era de 45%, e chegou a 48% durante a onde de protestos em junho de 2013. Uma das bases da campanha de reeleição de Dilma é o programa Mais Médicos, que ampliou o número de profissionais de saúde no interior do país. Em recente artigo, o atual ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que o Brasil atingiu em abril deste ano a meta de 13 mil médicos a mais nas unidades básicas de saúde. O levantamento de 2 e 3 de abril mostrou ainda que a Segurança Pública é vista como o segundo maior problema no país, apontado por 20% dos brasileiros. Na sequência, figuraram a Corrupção (13%), a Educação (11%), o Desemprego (5%) e a Fome (3%). As demais opções somaram 12% e 2% disseram não saber responder. Já o apoio da população aos recentes protestos realizados no país cresceu em abril. Dos entrevistados, 57% são favoráveis às manifestações, contra 35% que são contrários (6% são indiferentes e 2% dizem não saber responder). 

Comente agora
07
Abr
Hipotireoidismo: conheça suas causas, sintomas e saiba como tratá-lo
Postado por: Letícia Oliveira / 15:36h

Para compreender o hipotireoidismo, antes é necessário conhecer a tireoide. Essa glândula que está localizada abaixo da laringe, produz hormônios responsáveis pela regulação de vários sistemas do organismo, incluindo o metabolismo, que é o sistema de armazenamento e uso de energia. De acordo com o endocrinologista Álvaro Afonso, “quando a tireoide não produz a quantidade suficiente de hormônios chamados tiroxina (T4) e triodotironina (T3), todo nosso organismo desacelera. A inadequada produção de hormônios da tireoide chama-se hipotireoidismo quando os hormônios estão diminuídos e hipertireoidismo quando eles estão aumentados”. O endocrinologista é o especialista médico relacionado à tireoide e a todo o sistema endócrino, um conjunto de glândulas responsável pela produção de hormônios. Se uma pessoa tem hipotireoidismo, quer dizer que ela possui uma disfunção na tireoide, que causa uma queda na produção dos hormônios T3 e T4. Essa doença é mais comum entre mulheres e pessoas com mais de 60 anos e tende a se repetir na família. Por isso, se você tem hipotireoidismo, avise a seus familiares para que eles possam se prevenir, fazendo o exame.

Comente agora
07
Abr
Mulheres que bebem leite têm menos chances de ter artrite
Postado por: Letícia Oliveira / 15:18h

lheres que bebem um copo de leite desnatado por dia apresentam menos riscos de desenvolver artrite nos joelhos ou de agravar a doença, de acordo com um estudo. Por outro lado, o hábito não trouxe grandes benefícios para os homens e a ingestão de iogurte não diminuiu os riscos para nenhum dos dois. As informações são do Daily Mail. Para chegar a estes resultados, os pesquisadores coletaram dados da alimentação e mediram o espaço articular entre os ossos de 888 homens e 1.260 mulheres com artrite nos joelhos. Eles tiveram acompanhamento médico pelos quatro anos seguintes e foi constatado que, conforme o consumo de leite crescia, os prejuízos nas articulações das mulheres diminuía. Todas apresentaram o estreitamento do espaço entre as articulações, no entanto, o dano foi menos evidente nas que beberam mais leite. “Nossas descobertas indicam que as mulheres que bebem leite frequentemente apresentam a redução da osteoartrite”, explicou Bing Lu, líder do estudo.

Comente agora
07
Abr
Direção do Hospital Geral de Itaparica investe em melhorias estruturais na Unidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:32h

Quem chega hoje ao Hospital Geral de Itaparica já percebe as melhorias de infraestrutura na Unidade. Além das obras como reforma nos banheiros com troca de vasos sanitários, janelas, azulejos, pisos e pintura, algumas enfermarias já conta com serviços de ar refrigerado. As reformas trazem não só benefícios para os pacientes, vão além de um espaço mais aconchegante, afinal as mudanças trazem conforto e segurança, como sinalizou a dona de casa, Maria dos Anjos. “Já vim algumas vezes aqui neste hospital e desta vez percebi logo que estava acontecendo algumas mudanças para melhor receber os pacientes; o banheiro mesmo está lindo, todo no azulejo branco e os vasos novinhos; fiquei feliz porque percebi que além de ter um bom atendido eles também se preocupam em melhorar os espaços do hospital e isso beneficia não só os pacientes, mas também os acompanhantes”, ressaltou Maria dos Anjos. A gestora da Unidade, Hucilene Simões, destaca que outras melhorias serão realizadas para que os pacientes, acompanhantes e profissionais tenham mais qualidade.

Comente agora
07
Abr
SUS inclui novos procedimentos para tratamento de doença renal crônica
Postado por: Anacley Souza / 10:27h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (7) no Diário Oficial da União inclui na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) novos procedimentos para o tratamento de pacientes com doença renal crônica. Os procedimentos incluem exames como dosagem de sódio, dosagem de hormônio tireoestimulante (TSH), dosagem de tiroxina (T4), ultrassonografia do aparelho urinário, cultura de bactérias para identificação, hemocultura e eletrocardiograma. Em março, uma portaria do ministério ampliou o atendimento à pessoa com doença renal crônica. A partir deste ano, serviços de nefrologia, que atendiam apenas pacientes em estágio avançado, podem se habilitar também para o atendimento de pacientes em estágios iniciais, com acompanhamento ambulatorial e realização de exames periódicos. A doença renal crônica se caracteriza pelo mau funcionamento dos rins, responsáveis por filtrar e tirar impurezas do sangue. Dados do governo indicam que o problema é silencioso, já que cerca de 70% dos pacientes que entram para diálise não sabiam que estavam com a doença. Em parte dos casos, é preciso passar por um transplante de rim.(Agência Brasil)

Comente agora
07
Abr
Mulheres estressadas têm 29% a menos de chance de engravidar, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 09:56h

O que na vida não é causado ou agravado pelo estresse? E, dia após dia, a lista só cresce. Desta vez, um estudo feito pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que as mulheres que apresentavam taxas mais altas de alfa-amilase, uma enzima relacionada ao estresse, tinham 29% menos de chance de engravidar do que aquelas que tinham essa substância sob controle. Os pesquisados acompanharam 401 casais que queriam engravidar ao longo de 12 meses, tempo necessário para poder considerar que uma pessoa é infértil. E o resultado veio: aquelas mulheres que tinham doses altas de alfa-amilase na saliva, que reflete um dia a dia estressante, foram consideradas inférteis. Para a ginecologista e diretora médica do Centro de Fertilidade da Rede D’Or, Maria Cecília Erthal, já era sabido que o estresse tem um impacto significativo quando a mulher quer engravidar. “Depois que a mulher entrou no mercado de trabalho e passou a ser mais cobrada, a realidade do estresse aumentou. Antes, eram só os homens que morriam mais por conta de infartos, mas hoje muitos e muitos casos atingem as mulheres também. E, aos poucos, foi se observando esse efeito do estresse sobre a fertilidade”, explica a médica. A palavra estresse está muito popularizada, e, muitas vezes, as pessoas desconsideram que a situação é séria. Pessoa estressada é uma pessoa que, por inúmeras situações de pressão ou preocupação, tem liberação constante do hormônio cortisol, que causa danos sérios ao organismo.

Comente agora
07
Abr
Plantão de emergência durante o final de semana do Hospital Regional
Postado por: Anacley Souza / 08:19h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Antônio da Fonseca Silva, 24 anos, residente na Ilha de Itaparica, vítima de tentativa de homicídio por arma de fogo. Atendido primeiramente no Hospital Geral de Itaparica, foi transferido para o HRSAJ devido a gravidade no seu quadro de saúde. A vítima segue internada em observação após ser submetido a cirurgia.

- José Francisco de Jesus Borges, 26 anos residente no bairro Irmã Dulce em Santo Antônio de Jesus, deu entrada no Hospital Regional após ser atingido por um golpe de faca. De acordo informações, José se envolveu em uma discussão quando foi surpreendido e atingido nas costas por um elemento ainda não identificado. Atendido pela equipe médica plantonista, o mesmo foi medicado e posteriormente liberado. O caso foi registrado no Posto Policial Lotado na Unidade de saúde onde segue investigação.

- Tailane Evangelista de Jesus, 20 anos, residente na cidade de Mutuípe, deu entrada na emergência do HRSAJ após ser atingida por diversos golpes de arma branca. Socorrida por populares e encaminhada a um hospital naquela cidade, foi transferida para o HRSAJ devido a gravidade de seus ferimentos. A vítima passou por procedimento cirúrgico e encontra-se internada em observação.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com