As comentadas


Bom dia , Domingo, 07/02/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

22
Nov
Cortar gorduras não emagrece, revela estudo. É preciso comer em menor quantidade
Postado por: Débora Ayane / 09:15h

Reduzir a ingestão de gordura para conter o aumento de peso naturalmente não resolve Quer emagrecer? Reduzir a quantidade de gordura na alimentação parece ser o caminho mais indicado, mas não é bem assim que acontece. Um estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e publicado na revista médica "Lancet Diabetes & Endocrinology" mostrou que não existem provas contundentes que sustentem as dietas de redução de gordura. Segundo a nutricionista Deirdre Tobias, uma das autoras da pesquisa, por trás da habitual recomendação de reduzir as gorduras - que contêm o dobro de calorias por grama em relação a carboidratos ou a proteínas -, está a crença de que basta reduzir a ingestão de gordura para conter o aumento de peso naturalmente. Foram analisados mais de 68 mil casos de adultos, comparando dietas magras com as outras, entre elas a ausência de dieta. E o resultado demonstra claramente o contrário quando o objetivo é a redução de peso a longo prazo, ou seja, superior a um ano. As dietas com redução de gordura se mostraram mais eficazes apenas quando comparadas com a ausência total de dieta.

Comente agora
21
Nov
Campanha contra a dengue tem Dia D e ações por todo o país neste sábado
Postado por: Samile Macedo / 15:54h

O Dia D da Dengue, neste sábado (21), mobilizou a população em várias cidades do país, em campanhas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, transmite a febre chikungunya e a febre do zika vírus. Em Brasília, foram realizadas ações educativas, manejo ambiental e carreatas nas regiões administrativas de Sobradinho, Vila Planalto, Recanto das Emas e Estrutural. De acordo com o governo do Distrito Federal, foram registrados 9.144 casos de dengue entre janeiro e 10 de novembro último. O número representa uma redução de 20,40% de casos em relação ao mesmo período do ano passado. “O cuidado tem que começar dentro da nossa casa. É preciso que saibamos identificar os locais que possam acumular água e eliminá-los”, explicou o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue do DF, Ailton Domício. Em Curitiba, profissionais de saúde orientaram a população, no período da manhã, em uma estrutura montada no centro da cidade. Já no Rio Grande do Sul, o secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis, se antecipou à data e ontem (20) mesmo convocou uma entrevista coletiva para alertar a população sobre o combate ao mosquito. Em Varginha (MG), foi realizado ontem e sexta-feira (19) um seminário de diretrizes estaduais do controle da dengue. 

Comente agora
21
Nov
Microcefalia pode se espalhar pelo país e se tornar mais grave, diz diretor do MS
Postado por: Samile Macedo / 15:21h

O aumento de casos de recém-nascidos com microcefalia – malformação do crânio que pode causar sequelas – pode se tornar um problema ainda mais grave do que se imagina. É o que alerta o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch, responsável pela investigação conduzida Ministério da Saúde (MS). Para ele, caso a relação do surto como zika vírus seja confirmada, a tendência é que casos sejam registradosem todo país – já que a doença é transmitida pelo mosquito da dengue. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Maierovitch explica que apesar de os casos de microcefalia se concentrarem em Pernambuco, o zika vírus também circula em outros 13 estados. “Estamos bastante preocupados porque em Pernambuco já podemos caracterizar uma epidemia e em outros Estados do Nordeste há uma tendência ascendente. É muito preocupante, porque parece algo que não atingiu o auge”, alertou. Além disso, o diretor conta que há infestação do mosquito em todo o país e que ela acontece de forma muito rápida. “Não imaginamos que o vírus vai parar depois de ter circulado tão intensamente. Ele se alastra com facilidade, assim como dengue”, avalia. Questionado sobre as cinco mortes de recém-nascidos que seriam investigadas, o representante do MS é cauteloso, mas chama atenção para a importância dos casos. “Por enquanto o ministério ainda trabalha com informação de uma única morte. Mas é claro que o cenário pode se tornar mais grave do que a gente imagina”, conclui. (BN)

Comente agora
21
Nov
Hospital de SP registra morte de jovem por uso de 'pedra da Jamaica'
Postado por: Samile Macedo / 13:52h

A morte de um jovem por usar a chamada “pedra da Jamaica” foi registrada em um hospital de São Paulo no início do mês de novembro. O rapaz chegou ao hospital com os batimentos cardíacos alterados, mas conseguiu dizer aos médicos que havia ingerido o produto, que é vendido livremente na internet. A pedra da Jamaica é vendida como afrodisíaco poderoso, capaz de retardar a ejaculação em até quatro horas e manter a ereção por longos períodos. A indicação é para que “pedra” seja diluída em água e o líquido aplicado nas áreas sensíveis do pênis. De acordo com o site R7, o paciente procurou atendimento cerca de 12 horas após ter ingerido a pedra da Jamaica. EM 2008, o Departamento de Saúde de Nova York emitiu um alerta para que as pessoas ficassem longe da droga, também chamada de Black Stone, Pedra chinesa, Pedra do Amor ou apenas Pedra. A substância é considerada ilegal e pode causar intoxicação grave e morte. Na época, o Centro de Controle de Intoxicações de Nova York foi notificado da morte um homem depois de ingerir o afrodisíaco. Os produtos são proibidos pela FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental do governo dos EUA que controla medicamentos e alimentos, mas acabam sendo importados de forma ilegal.

Comente agora
21
Nov
"Estamos diante de algo desconhecido" diz especialista, sobre surto de bebês com má-formação
Postado por: Débora Ayane / 07:42h

O Brasil e a região do Nordeste, mais especificamente, correm contra o tempo para comprovar a relação do surto de zika, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ao nascimento de bebês com microcefalia. Há uma forte evidência de que a ligação existe, com mais de 280 casos de microcefalia que se espalharam pela região nos últimos meses. Ao R7, a infectologista Vera Magalhães, professora titular de doenças infecciosas da Unifep (Universidade Federal de Pernambuco), ressalta que, nesse momento, tanto os médicos quanto as mulheres grávidas precisam manter a tranquilidade. Atualizada em relação à bateria de pesquisas que têm sido realizadas, ela acredita que um tratamento específico esteja para ser descoberto em breve, conforme diz na entrevista abaixo.

  • R7 - Existe algo que relacione o zika vírus com o aumento de casos de microcefalia?
  • Vera Magalhães - Começamos a ter evidências, mas ainda não houve comprovação. Há poucos dias foram detectados, na Paraíba, fetos com microcefalia em mulheres grávidas contaminadas pelo zika. Por meio da técnica PCR (sigla em português, Reação de Polimerização em Cadeia), verificou-se tal situação no líquido amniótico dessas gestantes. Isso é uma evidência forte de que esse aumento de microcefalia tem relação com o zika.
  • R7 - Todas as mulheres grávidas que tiveram bebês com microcefalia estavam contaminadas pelo zika?
Comente agora
20
Nov
Governo vai reativar grupo para enfrentar epidemia de microcefalia
Postado por: Anacley Souza / 21:53h

Numa reação à epidemia de microcefalia no Nordeste e diante do receio de que os casos se espalhem para outros Estados, o governo vai reativar o Grupo Executivo Interministerial, o mesmo que entrou em ação durante a Pandemia da Gripe A. A equipe, formada por integrantes de vários ministérios, incluindo Saúde, Defesa, além da Secretaria Geral da Presidência da República, vai preparar um plano de enfrentamento para prevenção e controle da microcefalia. A primeira reunião está prevista para a próxima semana. Entre as ações previstas estão a limpeza urbana, combate ao mosquito e treinamento de pessoal. A intenção é a de que seja mais do que um grupo de trabalho. Articuladores da força-tarefa pleiteiam autonomia para editar medidas, liberar recursos e organizar esforços tanto para combate ao Aedes aegypti, vetor do principal suspeito da má-formação, o zika vírus, quanto para diagnosticar casos e tratar os bebês. As previsões não são as mais otimistas. Embora o Levantamento de Infestação Rápida de Aedes aegypti não esteja concluído, o governo estima ser considerável o número de focos do mosquito no país. Há ainda várias regiões com seca e racionamento de água no Nordeste. Nesses casos, há uma tendência de as pessoas manterem depósitos em casa, um ambiente perfeito para proliferação do mosquito. Na região Sudeste, por sua vez, as chuvas foram intercaladas por uma temperatura mais quente, o que também favorece os criadouros. A isso se soma a rápida expansão do zika pelo país. Crianças com a má-formação nascem com a cabeça com circunferência menor do que 33 centímetros. O cérebro dos bebês também trazem deformações que, de acordo com o grau, podem levar à deficiência mental, auditiva, visual, locomotora e epilepsia. Até agora, foram registrados no país 399 bebês nascidos com o problema.

Comente agora
20
Nov
Estudo relaciona consumo de chia a risco de morte
Postado por: Anacley Souza / 21:43h

As sementes de chia não devem ser consumidas sem que estejam hidratadas, isto é, sem que tenham sido colocadas em contato com algum tipo de líquido durante um determinado período de tempo, antes de serem consumidas. Rebeca Rawl, médica e autora do estudo ‘O Impacto das Sementes de China no Esófago’, lançou, no ano passado, um alerta: ingerir sementes de chia ‘a seco’ pode matar. Em causa, explica o site Jornal Ciência, está no fato de estas sementes conseguirem absorver e expandir 27 vezes o seu peso em água, e, por isso, não passam no esófago, causando situações de engasgo, má digestão e até mesmo asfixia. Segundo Nina Manolson, coaching em saúde, em Boston, Estados Unidos, “se você comer as sementes secas, sem deixá-las em algum líquido para que os absorva antes da ingestão, elas absorverão a água que existe no seu organismo, o que possibilitará uma oclusão”. Para evitar riscos, o indicado é deixar as sementes de chia hidratando em algum líquido durante a noite e consumir quando já estiver com um aspecto de pudim, no dia seguinte.

Comente agora
20
Nov
Na BA, ministro ouve reivindicações de secretários do Nordeste sobre vírus
Postado por: Anacley Souza / 18:54h

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou na tarde desta sexta-feira (20), em Salvador, que a possível relação do vírus da Zika com o aumento de casos de microcefalia no nordeste demanda uma preocupação humanitária. "Isso é um questão que está circunscrita no nordeste, mas se a causa for essa, há de se pensar que [a doença] se estenderá pelos demais estados e há uma hipótese de se estender pelos demais países. É uma questão do nordeste, do Brasil e de toda a humanidade", afirmou o ministro. A declaração foi feita durante encontro do ministro com secretários de Saúde de cinco estados. Além da Bahia, estiveram presentes representantes de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe. Na ocasião, Marcelo Castro recebeu um pauta com cinco reivindicações, entre elas a criação de um Plano de Ação Nacional para Enfrentamento de Arboviroses [viroses transmitidas por insetos]. "Não tem relatos na literatura mundial de que o Zika Vírus seja causador de microcefalia. Mas como os indícios aqui estão bastante fortes e a Fiocruz fez exames de líquido amniótico em gestantes identificadas com feto com microcefalia e foi reagente para o Zika Vírus, então é um hipótese que está reforçada", afirmou Castro. Durante o encontro, os secretários de Saúde revelaram preocupação com a evolução das doenças provocadas pelo Aedes Aegypti, dentre elas a Zika. José Iran Costa, que é secretário de Pernambuco, estado com maior registro de casos, relatou que já são 268 casos notificados e 102 confirmados de microcefalia. O normal registrado anualmente eram dez.

Comente agora
20
Nov
Anvisa aprova regras para venda de teste para aids em farmácias
Postado por: Débora Ayane / 17:02h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira, 20, as regras para o registro de kits de diagnóstico de aids vendidos em farmácia. Esse é o primeiro passo para que empresas interessadas iniciem o processo para a comercialização do produto no País. A análise da presença do HIV é feita pelo teste na saliva. O texto aprovado na reunião da diretoria colegiada traz uma série de regras para embalagem do kits. Eles devem trazer estampadas frases alertando sobre os riscos de falha no resultado. Há tanto a possibilidade de ele ser "falso negativo" (o kit aponta erroneamente que o consumidor não tem HIV), quanto de ele ser falso positivo (indica que o consumidor tem HIV quando de fato ele não tem). As embalagens devem trazer ainda o telefone do Disque Saúde - serviço do Ministério da Saúde - e de uma central telefônica, que tem de ser mantida em funcionamento pela empresa de forma ininterrupta, para dar orientações ao consumidor, caso seja necessário. Com a aprovação, o Brasil passa a ser o quarto país no mundo com regras que permitem a venda de kits de diagnóstico para HIV em farmácias. (Notícias ao Minuto)

Comente agora
20
Nov
Veja os riscos de tomar pílula anticoncepcional sem orientação médica
Postado por: Samile Macedo / 16:16h

Acessível e de fácil administração a pílula anticoncecional é muitas vezes banalizada mas nunca se deve esquecer que se trata de um fármaco e tem muitos efeitos no seu organismo. O preço ou a indicação de amigas ou familiares não devem ser fatores a ter em conta na hora de escolher a pílula que vai tomar. Deve sempre procurar aconselhamento médico ou ginecológico. Só ele saberá qual é a pílula anticoncepcional mais adequada para o seu organismo. Em alguns casos a ingestão deste medicamento pode até ser desaconselhada. O site Bolsa de Mulher reuniu alguns exemplos dos riscos de tomar a pílula sem orientação médica. As mulheres acima de 35 anos que são tabagistas, por exemplo, devem evitar tomar a pílula para minimizar o risco de sofrerem uma trombose. Risco esse que ainda é maior nas mulheres que deram à luz há pouco tempo (até 21 dias) que tomem este fármaco. O uso da pílula também não é muito aconselhado a mulheres diabéticas ou obesas. Nas mulheres hipertensas este contraceptivo oral pode aumentar o risco de trombose e Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como nas que têm problemas de circulação sanguínea. O seu uso também é desaconselhado a mulheres que sofrem de hipertensão pulmonar e endocardite bem como em casos de câncer de mama. (N. ao Minuto)

Comente agora
20
Nov
Especialistas investigam relação do Zika vírus com casos de microcefalia
Postado por: Débora Ayane / 14:21h

Médicos da Maternidade Climério de Oliveira (MCO) e do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), vinculados à Universidade Federal da Bahia (UFBA), formaram um grupo de pesquisa com o objetivo de identificar as possíveis causas do aumento no número de bebês com microcefalia na Bahia e em outros estados da região Nordeste. Segundo o professor de obstetrícia da UFBA e especialista em medicina fetal, Manoel Sarno, há indícios muito fortes de que o Zika vírus esteja relacionado com o problema. “Ainda não é possível afirmar com toda a certeza, mas há fortes indícios que a epidemia por Zika vírus pode estar associada com este aumento no número de casos da microcefalia. Estamos fazendo um levantamento retrospectivo dos casos e aguardando a aprovação do Comitê de Ética para iniciar a coleta dos dados do estudo que vai responder estas questões, pegando casos de infecção aguda da Zika e fazendo o acompanhamento dessas gestantes”, explica o médico. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, classificou como gravíssimo o aumento dos registros de microcefalia no Nordeste e não descartou a possibilidade de que o problema se alastre para outros Estados e para outros países, caso fique comprovado que o problema está relacionado à transmissão vertical do Zika vírus.
Dados do Ministério da Saúde -Em todo o país, somente este ano, já foram registrados 399 casos da patologia, a maioria identificada nos últimos três meses, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados esta semana. O estado com o maior número de casos, 268, é Pernambuco, que foi o primeiro estado a identificar aumento do índice. Depois, aparece Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Ceará e a Bahia, que, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), tem 13 registros. (Metro1)

Comente agora
20
Nov
Brasileira ganha maior prêmio internacional para testes sem animais
Postado por: Anacley Souza / 14:03h

Uma pesquisadora brasileira ganhou o prêmio Lush, a maior premiação internacional para iniciativas alternativas aos testes em animais. Bianca Marigliani, doutoranda em biotecnologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), foi escolhida na categoria jovem pesquisador e vai levar 10 mil libras para estudar um novo tipo de método in vitro, totalmente sem uso de animais no processo, para avaliar o risco de alergia provocado por agentes químicos. Neste ano, a empresa britânica de cosméticos e a Ethical Consumer distribuíram 450 mil libras em prêmios, um recorde. Desde 2012, são recompensados trabalhos nas áreas de ciência, treinamento, conscientização pública, lobby regulatório e jovem pesquisador. Também saiu pela primeira vez o prêmio da caixa preta, para uma descoberta considera essencial na área: o mapeamento total de como um químico tóxico leva a uma reação alérgica da pele. Os jurados, de diversos países e diferentes áreas de atuação, consideraram que o trabalho desenvolvido pela brasileira deu um passo além na questão do uso de animais em experimentos, pois levantou uma questão nova até para cientistas e ativistas acostumados com o tema. Marigliani trabalha para adaptar células a um meio de cultivo sintético, ou seja, sem soro bovino fetal. A maioria dos testes in vitro usa pelo menos este elemento de origem animal, tirado do sangue de fetos vivos por punção cardíaca sem anestesia -- algo considerado cruel. Segundo ela, até 2 milhões de fetos bovinos são usados por ano para obter o soro. "Além de ser antiético, o soro usado para cultivo de células apresenta problemas técnicos --por exemplo, risco de contaminação. Já temos meios sintéticos disponíveis, que, embora sejam mais caros, podem substituir os métodos tradicionais. Já temos mão de obra qualificada, só precisa treinamento", explica a bióloga.

Comente agora
20
Nov
Estudo relaciona consumo de chia a risco de morte; entenda
Postado por: Samile Macedo / 12:47h

O consumo das sementes de chia, recomendada por diversos especialistas por ser uma fonte de nutrientes, auxiliar na desintoxicação, fortalecer os músculos e prevenir doenças cardiovasculares pode ser fatal para algumas pessoas. É que o alimento, por reter grandes quantidades de água, pode expandir seu peso em até sete vezes. Além disto, quando a semente seca é ingerida, a chia pode bloquear o trato digestivo e levar a morte. O caso foi observado recentemente nos Estados Unidos, quando um homem 39 anos precisou ser hospitalizado após consumir uma colher de chia seca e tomar água. Ao entrar em contato com a água, o grão expandiu e entrou em colapso no esôfago do americano. Isso bloqueou a respiração e o trato digestivo do paciente, que correu risco de morte. De acordo com o estudo realizado pela médica Rebeca Rawl, a ingestão do alimento deve ser feita somente após indicação médica, e a ingestão de chias secas não deve ser feito em nenhuma hipótese. É recomendado que a chia entre em contato com algum líquido antes de ser consumida, para que possa crescer suficientemente antes de entrar em contato com o interior do estômago. O estudo, chamado 'O Impacto da Semente de Chia no Esôfago', também apontou a existência de grupos de risco dentro os consumidores do alimento. 

Comente agora
20
Nov
Instituto Médico Legal de Salvador ganha scanner de raio-x de R$ 700 mil
Postado por: Samile Macedo / 12:04h

O Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR) ganhou nesta quarta-feira (18) um scanner de raio-x para suas instalações. O equipamento custou cerca de R$ 700 mil e será usado na análise de corpos que passem por necropsia no local. Com a aquisição, os funcionários não ficarão mais expostos à radiação durante o processo. “Estamos adquirindo uma tecnologia de ponta que vai melhorar significativamente a qualidade do serviço prestado à população”, indica o diretor do Instituto, Mário Câmara. O scanner também permite identificar lesões que normalmente não são visíveis com o raio-x comum, além de medir ossos do corpo e projéteis. As imagens poderão ser vistas em tempo real pelo médico e ficarão guardadas em um banco de dados para consultas posteriores. (BN)

Comente agora
20
Nov
OMS confirma novo caso de ebola na Libéria
Postado por: Samile Macedo / 10:57h

Um novo caso de ebola foi detectado na Libéria, país que em setembro foi considerado pela segunda vez livre da doença, disse nesta sexta-feira (20) um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS). Serra Leoa, outro dos três países mais afetados pela epidemia do ebola, também foi declarado livre de ebola recentemente, enquanto na Guiné foram presenciadas as duas primeiras semanas sem nenhum caso reportado. O porta-voz da OMS, Tariq Jasarevic, confirmou a aparição do novo caso na Libéria, sem oferecer mais informação e assinalando que a OMS dará mais detalhes da situação nesta tarde. A epidemia de ebola, iniciada em março de 2014, causou cerca de 29 mil casos e mais de 11 mil mortes nos três países, cujas economias foram duramente afetadas por essa emergência de saúde. (Terra)

Comente agora
20
Nov
Plantão de ocorrências registradas no HRSAJ durante as últimas 24h
Postado por: Samile Macedo / 10:26h

-Luga de Jesus Santana, 19 anos, residente na zona rural de Conceição do Almeida foi vítima de acidente com motocicleta.

-Lucilene Brito dos Santos, 27 anos, moradora do Loteamento Doce Lar em Santo Antônio de Jesus foi atropelada e deu entrada na emergência do Hospital Regional.

-Danilo Ramos Pereira, 32 anos, residente em Laje foi agredido a facadas e encaminhado para a unidade hospitalar.

 

Comente agora
20
Nov
Estudo revela que uma aspirina ao dia pode diminuir risco de câncer
Postado por: Samile Macedo / 08:45h

A aspirina já é conhecida – e por isso usada por muita gente – pela sua capacidade de reduzir o risco de ataque cardíaco. Mas já vários estudos têm sugerido que pode ser útil para o tratamento e até para a prevenção de vários tipos de câncer. De acordo com um estudo recente do Huntsman Cancer Institute, em Salt Lake City, no estado norte-americano do Utah, a aspirina diminui o risco de câncer colorretal e pode ser eficaz contra outras formas da doença. Segundo o Daily Mail, a equipe de investigadores descobriu que a aspirina consegue ‘baixar substancialmente’ (em cerca de 34%) os níveis de 2-hidroxiglutarato no sangue, um químico considerado ‘condutor para o desenvolvimento do câncer’ e que muitos cientistas acreditam que promova a formação de tumores. 

Comente agora
20
Nov
Saúde Sem Fronteiras deve atender 12 mil pessoas no norte da Bahia
Postado por: Samile Macedo / 07:13h

Milhares de moradores de Juazeiro e de outros nove municípios da região norte da Bahia têm recebido diversos atendimentos viabilizados pelo programa Saúde Sem Fronteiras. Realizados pelo Governo do Estado, por meio da Sesab (Secretaria da Saúde), com apoio do governo federal, através do Ministério da Saúde, os atendimentos ocorrem no pátio da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), em Juazeiro, até o dia 24 de novembro. Na área oftalmológica, estão previstas cinco mil consultas e 1,5 mil cirurgias de catarata. Com duração que varia de quatro a seis minutos, o procedimento cirúrgico é feito em uma das unidades móveis do programa. De acordo com o anestesista Davi Lemos, que trabalha no pronto atendimento médico do Saúde Sem Fronteiras, antes de serem submetidos à cirurgia, os idosos realizam uma série de exames.  Primeiro, precisamos fazer a triagem para ter a certeza de que o paciente tem catarata e se depois de operar, eles terão uma melhora visual. Tendo esta indicação bem precisa, a gente passa pela segunda fase, que é confirmar se o paciente tem condições clínicas de fazer a cirurgia.

Mamografias - A expectativa da Sesab é que mais de 12 mil pessoas sejam atendidas pelo programa em Juazeiro. Além dos serviços oftalmológicos e do Odontomóvel, que oferece procedimentos de saúde bucal como extração, obturação, canal, profilaxia, aplicação de flúor, entre outros, a unidade móvel de rastreamento do câncer de mama também está no pátio da Univasf para a realização de mamografias em mulheres de 50 a 69 anos.

Comente agora
20
Nov
Descubra o melhor horário para tirar uma soneca, segundo a ciência
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:01h

A hora da soneca é essencial para algumas pessoas. Na Espanha é um hábito, inclusive, cultural: a siesta é sagrada e realizada por milhares de pessoas. E parece que a ciência concorda com esta importância, de acordo com o site Hello Giggles. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Nacional do Sono, dos EUA, revela que, para quelas pessoas que não tem problemas para dormir à noite, uma soneca de 20 minutos (acima deste período o cérebro pode entrar na fase REM) entre as 14h e as 16h pode descansá-lo o suficiente para que o resto do dia de trabalho seja muito produtivo. Contudo, para aqueles que não dormem bem durante a noite, esta não é uma boa alternativa, pois pode deixá-lo ainda mais cansado.

Comente agora
19
Nov
Feira de Santana monitora grávidas e Itabuna tem aumento de microcefalias
Postado por: Anacley Souza / 21:47h

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana informou que está acompanhando 162 gestantes que contraíram doenças exantemática, como dengue, zika vírus ou chikungunya. A medida é por conta da suspeita de que a zika vírus possa estar relacionada ao desenvolvimento de microcefalia - anomalia na qual o crânio do bebê nasce menor que o normal. Segundo a assessoria da SMS, nenhum caso de microcefalia foi registrado na cidade. A anomalia não é comum e, por isso, o aparecimento de mais de 250 casos este ano em Pernambuco e outros 12 no Piauí deixou o país em alerta. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), nenhum caso de microcefalia foi registrado em Feira de Santana desde 2010. No entanto, em Itabuna, no Sul da Bahia, foram seis casos nos últimos dois meses, quando a média é de um caso por ano. O aumento no número de microcefalias deixou a direção do Hospital Manoel Novaes em alerta. De acordo com a diretora técnica da unidade, Fabiane Irla Chavéz, uma das gestantes foi encaminhada para Salvador. "Foram seis casos comprovados até agora, mas em apenas um temos a confirmação de que a mãe teve zika. Ela voi encaminhada para atendimento nas Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador. As outras cinco gestantes estão sendo acompanhadas. Estamos fazendo exames para saber se elas também tiveram zika", afirmou Chavéz.

Comente agora
19
Nov
Identifique sintomas de desidratação e previna-os com essas dicas
Postado por: Anacley Souza / 21:07h

Um dos problemas mais comuns no verão é a desidratação, principalmente em crianças e idosos. Devido às altas temperaturas, à falta de ingestão de água e à transpiração excessiva, o corpo pode ter dificuldades em controlar os níveis de água do organismo. Os primeiros sintomas de desidratação são sede, dores de cabeça, tontura e fraqueza. Porém, com alguns cuidados básicos, é possível evitar esse quadro.

Entenda o que é desidratação:  A desidratação é uma condição grave, na qual o corpo fica com baixa concentração de água, de sais minerais e de líquidos orgânicos. Isso impede que o organismo realize suas funções normais. O corpo humano é composto por uma grande quantidade de água, variando de acordo com a idade. Entre a infância e a fase adulta, o percentual de água do corpo varia entre 60% e 80%. O organismo é capaz de monitorar automaticamente a quantidade de água que ele necessita, controlando o quanto deve ser ingerido e expelido.

Comente agora
19
Nov
Pesquisa pernambucana pretende desenvolver vacinas contra zika vírus
Postado por: Anacley Souza / 20:54h

Uma pesquisa pernambucana pretende desenvolver potenciais vacinas e meios de diagnóstico mais rápidos contra o zika virús. O trabalho de Rafael Freitas de Oliveira Franca, pesquisador em saúde pública da Fiocruz, tem o propósito de investigar a biologia do vírus para combater possíveis epidemias causadas por ele. Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na terça (17) revela que Pernambuco chegou a 268 notificações de microcefalia este ano. O Ministério suspeita que haja relação entre o vírus e o aumento nos casos da má-formação. O pesquisador frisa que a concepção do projeto se deu antes do Ministério da Saúde decretar emergência em saúde pública devido à situação crítica. Por isso, a microcefalia não foi listada especificamente entre os temas que serão analisados. “A ideia do nosso projeto exclui a microcefalia. Mas com certeza isso está preocupando todo mundo e tudo está sendo investigado. Nosso projeto é voltado mais para a área básica, mas são várias frentes que estão sendo estudadas”, ressalta Oliveira Franca. Mesmo tendo registros de que o vírus tenha surgido em Uganda, na África, em 1947, e reaparecido em 2013 na Polinésia Francesa, Rafael adianta que pouco se sabe do vírus no meio científico. “Até então ele estava sumido e agora voltou causando esse surto grande no Brasil. Por exemplo, não tínhamos ideia de que a microcefalia pudesse estar ligada a ele porque não houve registro de casos do tipo nessas localidades. Não sabemos nem se é só Aedes Aegypti que transmite, podem ser outros mosquitos também”, pondera. A pesquisa se dará por estudos epidemiológicos e biológicos do vírus através da interação vírus-células, usando modelos in vitro.

Comente agora
19
Nov
Santa Casa de Valença vai realizar mutirão de cirurgias de catarata pelo SUS
Postado por: Débora Ayane / 17:14h

A Santa Casa de Valença, no Baixo Sul da Bahia, em parceria com o Dayhorc – Hospital de Olhos Ruy Cunha, realizará um mutirão de cirurgias de catarata para atender a população valenciana e da região pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estão aptas a serem atendidas gratuitamente os idosos com idade igual ou superior a 60 anos ou com diagnóstico prévio de catarata, sendo necessário apresentar identidade e cartão SUS. A previsão é de 200 cirurgias por mês, que serão marcadas pelo município. A Santa Casa de Valença também realiza o procedimento através de convênios e particular. Mais informações pelo e-mail mutirao@scmvca.org ou pelos telefones (75) 3641-8410/8433.(Tribuna do Recôncavo)

Comente agora
19
Nov
SAJ: Postos de saúde disponibilizam apenas 10 atendimentos por dia e CAPS esta sem remédios, diz presidente do CMS
Postado por: Débora Ayane / 16:55h

A partir da notícia sobre a diminuição da quantidade de exames diários fornecidos pelas unidades de postos de saúde de Santo Antonio de Jesus, José Brito, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, se pronunciou a Radio Recôncavo FM e expôs que houve realmente uma redução de exames decretada pela Secretaria Municipal de Saúde. “Chegamos a questionar e discutir entre nós, conselheiros, que dez exames por dia não cobriria ao menos as gestantes de cada Posto, porém só ouvimos da Secretaria que devemos cortar gastos e não compreendemos até agora o porquê da diminuição dos gastos”, justificou José. O presidente do Conselho alega que todos sabem do aumento da verba proveniente do município, por isso não há necessidade desse corte.  

Falta de medicamento no CAPS: Sobre este assunto, Brito articula que a Secretaria esta capacitada a explicar e está ciente que o usuário que tem seu tratamento interrompido pela falta de medicamentos, o  problema se agrava, “sempre temos cobrado a Secretaria, mas eles sempre têm uma desculpa para dar”, disse. Dez atendimentos por unidade é pouco comparado à quantidade de habitantes da cidade, de fato a oferta não esta combatendo a demanda que é muito grande. Segundo Brito, essa situação é absurda, "se 45 atendimentos já não atendia a população imagine essa tamanha redução. Não entendo e não sei como essa redução esta sendo feita, só sei que os prejudicados são a população de Santo Antonio de Jesus, e com certeza isso é grave”, defendeu. Visando uma breve mudança, Brito sugere a busca de um meio de rever essa decisão, pois para o seu conhecimento a verba fornecida não foi diminuída, mas esta ciente dos atrasos por parte do Governo do Estado e Federal, porém a população não pode ser prejudicada.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
19
Nov
Laje: Agentes de Saúde e Endemias poderão paralisar atividades a partir de segunda-feira
Postado por: Samile Macedo / 16:52h

Nesta quinta-feira (19), Jailson Lobo, presidente da Associação dos Agentes de Saúde do município de Laje que possui como sindicato o Sindvale informou ao Portal Voz da Bahia que os agentes de saúde e endemias da cidade poderão paralisar suas atividades na próxima segunda-feira (23). Segundo Jailson, a paralisação poderá acontecer devido à falta de respeito da gestão local para com as categorias, desrespeito que teria se tornado evidente depois do não recebimento do piso salarial nacional que fez com que a categoria desse entrada em um mandado de segurança na Justiça. “Esta semana não enviamos os relatórios da Secretaria de Saúde até o prefeito resolver as situações do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica ) e do incentivo adicional que estavam pendentes. Provavelmente nesta segunda não realizaremos nossas atividades a fim de analisar se o gestor do município de Laje Emiran Carvalho (PT) tomará a iniciativa em resolver as questões pendentes”, declarou Jailson.

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora
19
Nov
Cardiologista Dr. Euvaldo Rosa alerta para os fatores de risco que levam à diabetes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:49h

Diabetes tipo 2 é uma doença do metabolismo caracterizada pela produção insuficiente do hormônio insulina pelo pâncreas. Esse hormônio ajuda a transformar a glicose, o açúcar obtido pelos alimentos, em energia. Como consequência, a glicose se acumula no sangue, provocando um fenômeno inflamatório nas pequenas artérias que atinge diversos órgãos, entre eles o coração e o cérebro. A Associação Americana de Diabetes recomenda que adultos que estejam acima do peso ou obesos e que tenham um ou mais fatores de risco para diabetes devem realizar o exame para detectar a doença. Aqueles que não apresentam fatores de risco devem começar a fazer os exames aos 45 anos. Os fatores de risco para pré-diabetes e diabetes, além de sobrepeso e obesidade e idade superior a 45 anos são:

Sedentarismo;

Pais ou irmão com diabetes;

Parto de bebê com peso superior a 4 Kg ou ter recebido o diagnóstico de diabetes gestacional;

Pressão arterial igual ou superior a 140/90 mmHg ou ter sido tratado para pressão alta;

HDL, o “bom” colesterol, abaixo de 35 mg/dL ou triglicérides acima de 250 mg/dL;

síndrome do ovário policístico;

Comente agora
19
Nov
Com 50, 60 ou 70 anos: nunca é tarde demais para parar de fumar
Postado por: Samile Macedo / 12:10h

O vício do tabaco é o principal causador de câncer em todo o mundo e, mesmo assim, multiplica-se o número de pessoas que não passa sem um, dois ou três cigarros (ou até mesmo sem um maço). Os efeitos nocivos deste vício são vários, mas nunca é tarde de mais para parar e para voltar a ter saúde. Diz um estudo da Universidade de Edimburgo que mesmo as pessoas com 70 anos que deixam de fumar conseguem reverter os danos que o vício provocou no cérebro. Conta o Daily Mail que os investigadores descobriram que fumar deixa a camada externa do cérebro mais fina – deixando-o mais vulnerável ao declínio cognitivo –, mas que esta consequência é facilmente reversível assim que se deixa de fumar. Apresentado nesta quinta-feira em Londres, o estudo indica que a recuperação total do córtex levaria, em média, 25 anos para os fumantes que não abdicavam de 20 cigarros por dia durante 30 anos. Contudo, a boa notícia é que a recuperação começa logo no primeiro dia em que não se toca num cigarro. 

Comente agora
19
Nov
Suspensão da venda de 43 planos de saúde começa hoje
Postado por: Samile Macedo / 10:30h

A partir de hoje (19), começa a valer a suspensão da venda de 43 planos de saúde de 16 operadoras. Os planos foram suspensos por descumprirem os prazos máximos de atendimento aos usuários e outras reclamações, como negativa indevida de cobertura. A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no último dia 13. Enquanto perdurar a suspensão, as operadoras ficam impedidas de receber novos beneficiários nesses planos até comprovarem melhoria da assistência. O atendimento permanece normal para quem já é cliente dos planos. As operadoras que negaram indevidamente cobertura aos clientes, além da interrupção na venda, podem ser multadas de R$ 80 mil a R$ 100 mil. A lista dos planos suspensos está disponível no site da ANS. (Agência Brasil)

Comente agora
19
Nov
Hemóvel atende população de Juazeiro a partir desta quinta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:56h

O município de Juazeiro, na região do Sertão do São Francisco, recebe a partir desta quinta-feira (19) a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). O Hemóvel ficará estacionado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Unifasv), com funcionamento das 7h30 às 17h. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário. Os voluntários devem apresentar documento com foto, pesar acima de 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas), não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, estar alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação) e ter entre 16

Comente agora
19
Nov
Maternidade de Itabuna registra seis casos de microcefalia em dois meses
Postado por: Samile Macedo / 09:01h

A maternidade do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul do estado, registrou seis casos de microcefalia nos últimos dois meses, segundo a direção da unidade. O número é maior do que o divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que havia confirmado apenas um caso da doença neste ano no município. Em todo o estado, conforme a secretaria, 13 casos de microcefalia haviam sido registrados até o dia 11 deste mês, número considerado dentro da normalidade. "Já tem um bom tempo que a gente não via tantas microcefalias juntas. Nos últimos dois meses, a gente viu seis casos”, informou Fabiane Irla Chavéz, diretora do hospital em Itabuna. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com a circunferência da cabeça menor do que 33 cm. O Ministério da Saúde decretou situação de emergência em saúde por conta do aumento de casos da doença. A pasta já registrou 399 casos de microcefalia na região Nordeste, até a terça-feira (17). Porém, o ministério aponta apenas oito casos da doença na Bahia, número menor do que o divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Relação com zika vírusO Ministério da Saúde informou que os casos de contaminação por zika vírus registrados no primeiro semestre são a "principal hipótese" para explicar o aumento da ocorrência de microcefalia no Nordeste. A relação entre o zika vírus e a microcefalia ganhou força porque o micro-organismo foi identificado em duas gestantes da Paraíba. Elas apresentaram sintomas da infecção durante a gravidez e carregam bebês com microcefalia confirmada. 

Um comentário
19
Nov
Veja a importância de tomar um café da manhã saudável
Postado por: Samile Macedo / 08:18h

Algumas pessoas ‘pulam’ esta refeição mas os especialistas não se cansam de destacar a sua importância. Os estudos apontam que o hábito de tomar um bom café da manhã é capaz de aumentar em até 30% o seu rendimento diário, já que se alimentar bem antes de sair de casa garante energia, ajuda a controlar a fome e evitar exageros no almoço e durante a tarde, contribuindo para a sua saúde, para a dieta e para a boa forma física. Além disso, esta refeição ajuda a reduzir e a controlar os níveis de stress, estimula o bom funcionamento do metabolismo e contribui para uma melhor concentração e capacidade de aprendizagem. O site Bolsa de Mulher destaca que nunca se deve esquecer de que passou várias horas dormindo e sem alimentar o seu corpo. A falta de glicose no organismo, além de alterar o seu humor, faz com que as reservas de energia comecem a ser queimadas, podendo provocar problemas no funcionamento de certas funções orgânicas.

Comente agora
19
Nov
Truques fitness para vencer a preguiça
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:48h

Especialmente para quem não está habituado a praticar exercício físico há anos, é muito difícil vencer a preguiça e adotar um estilo de vida mais ativo. Se tem tendência para acabar o final da tarde no sofá em vez de ir à academia mesmo quando até queria muito ter ido, a revista Boa Forma sugere alguns truques fitness que deve adotar para vencer a preguiça.

1. Escolha um treino curto e intenso, que queima gordura e tonifica o corpo, sem ter de dedicar muito tempo.

2. Se lhe dá a preguiça de ir malhar depois do trabalho, comece o dia treinando, assim não terá desculpa.

3. Não consegue largar a televisão? Nos intervalos faça mini exercícios como agachamentos, saltos, abdominais ou suba e desça as escadas até o intervalo acabar.

4. Combine um treino como a sua cara-metade ou com os amigos. Vai pôr a conversa e o corpo em dia.

Comente agora
19
Nov
Ministério da Saúde avaliará experiência baiana para conter Zika Virus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:10h

A possível vinculação entre aumento expressivo de ocorrência de microcefalia nos bebês de mulheres que durante a gravidez estiveram contaminadas com o Zika Virus deve acelerar uma solução baiana para o combate ao mosquito Aedes Aegypti – que também transmite a dengue e o Chikungunya. Trata-se da experiência de esterilização biológica desenvolvida em Juazeiro e Jacobina pela MoscaMed, organização social sem fins lucrativos que realiza modificações genéticas que esterilizam os mosquitos machos e evitam, assim, a proliferação do vetor de contaminação da doença. A convite do deputado Jorge Solla (PT-BA), representantes da Moscamed se reunirão com o Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis (Devit), da Anvisa, que participou de audiência pública nesta quarta-feira (18) na Câmara de Deputado, em Brasília, para tratar do caso. “A experiência da Moscamed é alvissareira. Eles já possuem sucesso absoluto no combate a mosca da fruta e dados preliminares mostram a queda na infestação do Aedes Aegypti em até 93% nas localidades onde houve o teste dos mosquitos modificados geneticamente”, informou Solla.

Comente agora
18
Nov
Câmara aprova cirurgia plástica reparadora no SUS para mulheres vítimas de violência
Postado por: Anacley Souza / 20:09h

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) proposta que determina a realização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência contra a mulher. De acordo com a Agência Câmara Notícias, o texto segue para a sanção presidencial. Relatora na CCJ, a deputada Tia Eron (PRB-BA) apresentou parecer pela constitucionalidade e juridicidade da proposta – Projeto de Lei (PL)123/07, do deputado Neilton Mulim (PR-RJ) – bem como das emendas apresentadas do Senado Federal. O texto original foi aprovado pela Câmara em abril de 2009. O Senado trocou a expressão “cirurgia plástica reparadora a mulheres vítimas de violência”, prevista no texto original, por “cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência contra a mulher”. Outra emenda do Senado corrige erros de redação, substituindo a palavra “edição” por “publicação”, uma vez que as leis são publicadas e não editadas. O Senado também acrescentou a possibilidade de os gestores serem punidos, caso deixem de cumprir com a obrigação de informar as mulheres vitimadas por violência sobre seus direitos.

Comente agora
18
Nov
'Sexo é para amadores, gravidez é para profissionais', diz ministro da Saúde
Postado por: Anacley Souza / 19:37h

Questionado sobre os cuidados que devem ser adotados para gravidez em razão do aumento de casos de microcefalia no País, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, sentenciou: "Sexo é para amadores, gravidez é para profissionais." O ministro ressaltou a necessidade de o casal discutir com o médico a conveniência de uma gestação no momento em que se investiga a possibilidade de o zika vírus provocar no feto a malformação. Se a decisão for engravidar, disse, o ideal é que todos os cuidados sejam adotados, tanto antes quanto durante o período da gestação. Considerada até então uma doença rara, a microcefalia aumentou de forma nunca vista na história recente. O País contabiliza 399 casos, a maioria identificada nos últimos três meses. Somente em Pernambuco, foram notificados 268 bebês com a malformação, um indicador 29 vezes maior do que a média anual registrada no período de 2010-2014, de 9 casos. Além de Pernambuco Os casos foram identificados em Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Ceará e Bahia. Não há ainda como afirmar a causa do problema, mas a maior suspeita é a de que o súbito aumento tenha sido provocado pela infecção por zika vírus da mãe, no período da gestação. Isso porque cerca de 80% das gestantes apresentaram nos primeiros meses febre, coceiras e manchas pelo corpo.

Comente agora
18
Nov
Saúde Sem Fronteiras leva serviços à população de Juazeiro
Postado por: Débora Ayane / 17:55h

Facilitar o acesso da população, em especial, a mais carente, a serviços de saúde considerados essenciais é o objetivo do programa estadual Saúde Sem Fronteiras, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que desde terça-feira (17) começou as atividades no pátio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, na região norte do estado. No caminhão equipado com aparelhos de última geração, além de profilaxia, obturação e extração, sete dentistas do Odontomóvel são responsáveis por realizar pequenas cirurgias, entre outros procedimentos gratuitos. Nesta quarta-feira (18), foi a vez de iniciarem as consultas oftalmológicas para a realização de cirurgias de catarata em homens e mulheres acima de 60 anos. A partir desta quinta (19), a população feminina de 50 a 69 anos, residente em Juazeiro e outros nove municípios da região, também terá acesso exames de mamografia.

Comente agora
18
Nov
Instagram se desculpa após desativar conta com submetidas a mastectomia tatuadas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:29h

Após receber diversas críticas de internautas, a rede social Instagram se desculpou e reativou, nesta quarta-feira (18), a conta Pink Ink Fund, de uma ONG norte-americana que oferece tatuagens a mulheres com câncer de mama e que foram submetidas à mastectomia. De acordo com o site Buzzfeed, a página foi desativada no último sábado por um suposto desrespeito às regras do Instagram. A administradora da conta, Amy Black, afirmou que sempre teve cuidado com as fotos compartilhadas, na tentativa de ressaltar que a personagem é uma sobrevivente do câncer de mama ou que a tatuagem foi feita após a mastectomia. No entanto, apesar da justificativa apresentada, a rede social enviou um e-mail informando que a página não seria reativada por conter "conteúdo sexualmente sugestivo e nudez". (BN)

Comente agora
18
Nov
D. Luciano Ramos explica sobre Mastite da Amamentação: quais são os seus sintomas e como é o seu tratamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:18h

Neste artigo vamos explicar por que surge a mastite da amamentação, quais são os seus sintomas e como é o seu tratamento.

Como surge a mastite da amamentação?

Até 10% das mulheres desenvolvem pelo menos um episódio de mastite durante o período de amamentação. Na maioria dos casos, a mastite ocorre nos três primeiros meses de aleitamento, mas nada impede que esta inflamação da mama possa ocorrer em fases posteriores.

As mastites são causadas por diversos microrganismos, sendo a bactéria Staphylococcus aureuso agente mais comum, responsável por mais da metade dos casos. O principal fator de risco para a mastite puerperal é a estase láctea, ou seja, a permanência de leite represado em um dos ductos mamários por prolongado tempo. A estase do leite pode ocorrer por alguma obstrução de um dos ductos da mama ou por um incompleto esvaziamento dos seios pelo bebê durante a amamentação. Outro importante fator de risco são as fissuras do mamilo, que favorecem a invasão de bactérias da pele para dentro do tecido mamário. Portanto, a mastite da amamentação ocorre basicamente quando uma bactéria vinda da pele consegue alcançar uma região da mama em que há estase de leite. Podemos então concluir que o melhor modo de prevenir a mastite do puerpério é através da correta técnica de amamentação, com adequada pega do bebê, visando um eficaz esvaziamento da mama em cada mamada e evitando a ocorrência de lesões nos mamilos que servem de porta de entrada para a invasão de bactérias. Leia mais em www.imdimed.com.br

Comente agora
18
Nov
Menina que volta a andar após terapia com cão
Postado por: Débora Ayane / 15:11h

Com Síndrome de Morquio, uma menina de 10 anos voltou a andar graças à ajuda de um cachorro da raça Great Dane após passar por nove cirurgias e uma série de sessões de fisioterapia desde que descobriu o problema, aos dois anos. A coluna Saúde ainda destaca uma jovem que economizou R$ 10 mil para fazer uma lipoescultura e gastou 10 vezes mais por conta de complicações e que o Hospital Santa Izabel oferecerá exames e consultas gratuitos para prevenir o câncer de próstata durante o Novembro Azul.(Bahia Notícias)

Comente agora
18
Nov
Qual o risco dos antibióticos para as crianças?
Postado por: Débora Ayane / 14:45h

As principais entidades que regulam a Saúde em todo o mundo já têm alertado para o grave problema que é o aumento dos casos de resistência aos antibióticos. A situação preocupa os pediatras que falam da necessidade de criar políticas capazes de reduzir o consumo dos medicamentos. “É extremamente preocupante perceber que mais de metade das crianças com menos de um ano já tomou antibióticos para tratar infeções respiratórias, muitas das vezes sem necessidade, uma vez que não existe benefício terapêutico de tais medicamentos para as infeções virais, como nos casos de gripes e constipações”, alerta Libério Ribeiro, pediatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica. Cerca de 90% das infeções das vias respiratórias são de origem viral. Como o sistema imunitário das crianças não está completamente desenvolvido, elas acabam muitas vezes por sofrer com oito a 12 infeções por ano. Com a frequência a que se recorre aos antibióticos, o aumento da resistência a estes medicamentos se desenvolve rapidamente. “Se uma criança começar precoce e repetidamente a ser submetida a antibióticos, pode ter consequências sérias no futuro, na idade adulta”, destaca o mesmo especialista. (Notícias ao Minuto)

Comente agora
18
Nov
HRSAJ divulga resultado da 1ª etapa do processo seletivo para Nutricionista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:30h

O Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ) convoca os aprovados na primeira etapa do processo seletivo para Nutricionista Clínico, a comparecer nesta quinta-feira (19/11), às 14h30, no HRSAJ para realização da segunda fase do processo.

Abaixo, segue a relação dos convocados em primeira etapa:

 ALINE DOS SANTOS ROCHA

 ANNE KAROLINE DOS SANTOS LIMA

 CALLIANA DE SOUZA SANTOS

 DANIELLE SAMPAIO LEMOS

 DARLIANNE CARDODO DE OLIVEIRA

 DELMA ALVES DOS SANTOS

Comente agora
18
Nov
Estado do R. de Janeiro torna obrigatória a notificação de grávidas com sintomas de zika
Postado por: Anacley Souza / 14:06h

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio tornou obrigatória a notificação de grávidas com manchas vermelhas na pele. Os casos devem ser informados à SES em até 24 horas depois de a paciente ter procurado o atendimento médico. A medida foi tomada depois que o Ministério da Saúde reconheceu surto de microcefalia em bebês do Nordeste. Dois exames de fetos identificaram a presença do zika vírus, conforme revelou o jornal O Estado de S.Paulo, o que reforça a hipótese de a microcefalia ser consequência de infecção pelo zika. De acordo com a resolução, a notificação deverá ser feita por telefone, e-mail e formulário online, e vale tanto para instituições públicas quanto particulares - desde postos de saúde, hospitais, consultórios médicos a secretarias municipais de saúde. "A medida visa traçar o mapa epidemiológico do Estado para melhor analisar casos de zika vírus e eventual relação entre a doença e o nascimento de bebês com microcefalia e, assim, auxiliar em políticas públicas de vigilância para preveni-los", informou a secretaria, em nota divulgada nesta quarta-feira, 18. A resolução leva em conta, ainda, que em alguns casos de microcefalia relatados no Nordeste, as grávidas apresentaram manchas vermelhas. "Esse fato pode estar associado a diversas condições clínicas, incluindo doenças infecciosas. Portanto, a necessidade de estabelecer um protocolo de vigilância e adotar medidas de prevenção e controle". A secretaria informa que prepara campanha de prevenção e combate a focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e também da chikungunya.

Comente agora
18
Nov
Quase 95% dos homens que têm tipo de DST desconhecida não sabem
Postado por: Débora Ayane / 13:26h

Você já ouviu falar em Mycoplasma genitalium? Certamente não. Esse nome estranho é o de uma DST (doença sexualmente transmissível) que existe desde a década de 80 e que os cientistas, até hoje, não têm 100% de certeza de que ela é realmente sexualmente transmissível. Deu para entender? A maior possibilidade é a de que a doença seja transmitida no ato sexual, já que um estudo recente evidenciou que as pessoas infectadas tinham vários parceiros ou praticavam sexo sem preservativo. Nenhum sinal do Mycoplasma genitalium foi encontrado em quem nunca teve relações sexuais. O fato é que muitos homens possuem a bactéria e não sabem - ela causa inflamação na uretra e, se não for tratada, pode levar à infertilidade. De acordo com pesquisa feita pela Universidade de Washington, cerca de 94,4% dos caras infectados não têm a menor ideia de que estão com o problema. No total, mais de 4500 pessoas fizeram parte do estudo entre homens e mulheres. Dessas, 2,5% carregavam a bactéria. A doença é tratável através de antibióticos, mas a falta de informação pode dificultar demais. "A nova informação, juntamente com as informações sobre padrões de resistência para guiar a escolha de antibióticos, vai gerar recomendações sobre como testar e lidar com a Mycoplasma genitalium", disse Pam Sonnenberg, cientista que conduziu o projeto em Washington.

Comente agora
18
Nov
Dermatologista alerta sobre importância de cabelos naturais para couro cabeludo saudável
Postado por: Samile Macedo / 11:30h

O movimento atualmente presente em Salvador e outras capitais em favor do respeito à estética negra é positivo não apenas socialmente, mas também em relação à saúde. De acordo com a dermatologista Aline Donati, manter o cabelo natural é o mais saudável não só para os fios, mas também para o couro cabeludo. "O mais saudável é o natural. Também é uma tendência na Europa. Saiu, há pouco tempo, um estudo mostrando que as mulheres não estão mais alisando tanto os cabelos por lá. É legal isso, porque favorece muito nosso trabalho. Hoje em dia, nossa função é orientar. Se a pessoa quer fazer um procedimento químico, a gente tem que explicar o que pode acontecer. Só que a estética que manda é o que aparece na TV. Se estão todos de cabelo liso na TV, as pessoas vão querer ficar de cabelo liso. Uma mudança cultural vai causar muito mais impacto que os conselhos médicos. É preciso mudar o padrão estético para que as mulheres aceitem ficar com o cabelo natural, o que diminui a frequência de danos, seja de quebra ou alopecia de tração", avaliou.

Comente agora
18
Nov
Após decreto de prefeito, médicos pedem demissão em Cruz das Almas
Postado por: Samile Macedo / 10:05h

O prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro, decretou na segunda-feira (09) a redução em 20%, a vigorar nestes meses de novembro e dezembro, do seu próprio salário e de todos os secretários e contratados da Administração Municipal, bem como das prestações de serviços celebrados por meio de contratos temporários. A medida não agradou os cerca de 20 médicos da cidade cravada no Recôncavo baiano que, reunidos na noite da última segunda-feira, decidiram, por unanimidade, assinar uma demissão coletiva. A decisão afeta os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e no Instituto de Pediatria do Recôncavo (IPER), unidades de saúde do município. Segundo os médicos, outras questões também colaboram para a “revolta” da categoria, como condições precárias de trabalho e falta de medicamentos para pacientes. Mas, o motivo maior para os médicos promoverem uma Ação Civil Pública Coletiva pedindo a nulidade do decreto, foi a redução do salário de R$ 1.400,00 para R$ 1.100,00. “A medida – o decreto - é ilegal. Os médicos não aceitam a redução do salário. Há dois meses foi feito um abaixo assinado pedindo reajuste salarial, que não acontece há três anos. A prefeitura tem cerca de três mil funcionários, cargos comissionados e 15 secretárias, numa cidade com 65 mil habitantes. A redução do salário não atinge só os médicos, mas também enfermeiras, bioquímicos, enfim em torno de 1.400 funcionários da área de saúde”, afirma Francisco Magalhães, presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). 

Comente agora
18
Nov
Já ouviu falar em DPOC? Doença silenciosa mata mais de 40 mil
Postado por: Samile Macedo / 09:46h

Cansaço progressivo e constante pode ser um alerta para uma doença grave: a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Enfermidade que atinge 7 milhões de pessoas no Brasil, DPOC é a 4ª causa de morte no mundo. No entanto, poucos têm conhecimento. Hoje (18) é o dia mundial de combate a esta doença, que pode ser controlada com diagnóstico precoce e tratamento correto. De acordo com uma pesquisa nacional Panorama da Saúde Respiratória do Brasileiro, encomendada ao Ibope, um em cada dois brasileiros nunca ouviu falar sobre a enfermidade em questão. Para especialistas, o dado é preocupante, visto que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado. “Apenas 20% da população sabe o que é DPOC. Muitos são doentes e têm conhecimento, porque não sabem os sintomas. É uma doença muito silenciosa. Elas fumam, cansam ao subir uma escada e atribuem isso ao cigarro, achando que não estão doentes. As pessoas só notam mesmo quando começam cansar com os mínimos esforços. Começa subindo escada, depois pra andar rápido, e, no final, ele cansa até em repouso”, destacou o diretor da ABM e pneumologista, Guilhardo Fontes. De acordo com ele, o principal fator de risco para a doença continua sendo o tabagismo. Por isso, para combater a doença, é preciso combater o fumo. Mas outros fatores também podem resultar na DPOC, a exemplo da fumaça que sai do fogão a lenha e da poluição ambiental.

Comente agora
18
Nov
Amargosa recebe debates sobre assistência farmacêutica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:29h

O município de Amargosa recebe, na próxima terça-feira (24), a Oficina de Avaliação e Planejamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Serão discutidos, na Base Operacional do município, os temas mudança na trimestralidade do LME (Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica); receita e renovação de processos e mudança do programa antiglaucomatoso, para o Componente Especializado (consequências e obrigações); fluxo de medicamentos e de processos; construção de agenda e planejamento integrado para as ações que serão desenvolvidas no ano de 2016. No mesmo dia, acontece ainda o Encontro Regional sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com os profissionais da Atenção Básica, NASF e Saúde Mental da região. Serão debatidos assistência aos adolescentes usuários de substâncias psicoativas; organização do atendimento a pessoas com necessidades especiais no CEO; experiência do Centro de Atenção Psicossocial de Laje e as contribuições do profissional de Assistência Farmacêutica no CAPS, para a promoção da Saúde Mental. (BN)

Comente agora
18
Nov
Médicos da UPA de Itinga entram em greve por tempo indeterminado
Postado por: Samile Macedo / 09:08h

Após assembleia na noite dessa terça-feira (17), os médicos que trabalham na UPA de Itinga decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (18). Ao Metro1, o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, afirmou que os plantonistas estão dando suporte apenas aos pacientes internados que vieram do plantão anterior, mas a expectativa é que todos sejam transferidos para as unidades de saúde mais próximas, a depender dos casos. Eles vão notificar o SAMU e a CER solicitando priorizar estas transferências, além de não encaminhar pacientes para a UPA enquanto durar a paralisação. Entre as reivindicações, os médicos querem pagamento dos profissionais que prestam serviço sob regime PJ (Pessoa Jurídica) até o dia 20 do mês subsequente ao trabalhado, até a efetivação da contratação sob a CLT; compra de materiais e equipamentos, a exemplo de laringoscópio para a pediatria, desfibriladores e equipamentos para processamento dos exames no laboratório da unidade; além de segurança interna da UPA, através de policiais militares. Ainda segundo Francisco Magalhães o Ministério Público do Trabalho também está sendo acionado e eles aguardam uma negociação com o sindicato para que as atividades sejam retomadas. 

Comente agora
18
Nov
Câncer de tireoide é três vezes mais frequente em mulheres
Postado por: Samile Macedo / 08:20h

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de tireoide atinge três vezes mais mulheres que homens. O diagnóstico de doenças da tireoide é essencial, pelo fato de ela ser uma glândula que age no funcionamento de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins, além de atuar na regulação do ciclo menstrual, fertilidade, peso, memória e concentração. Sua função normal garante um equilíbrio e harmonia dos órgãos envolvidos. Os nódulos são um dos problemas mais frequentes da tireoide, e que não apresentam sintomas. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulo na tireoide em algum momento da vida. “É diante deste cenário que atualmente já se pede nas consultas de rotina a ultrassonografia da tireoide em exames anuais da população feminina, para investigação de nódulos”, explica Cláudia Chagas, médica especializada em diagnóstico por imagem. Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, tanto em homens, quanto em mulheres. Ainda segundo a especialista, nem todos os nódulos de tireoide são malignos. “Em torno de 80% dos nódulos tireoidianos são benignos. O diagnóstico precoce pode ser decisivo na vida do paciente. Uma vez identificado o nódulo, o endocrinologista solicitará uma série de exames complementares incluindo punção aspirativa do nódulo com exame citológico, para confirmar a presença ou não de malignidade”, conclui Chagas. (Bocão News)

Comente agora
18
Nov
Cruz das Almas: Profissionais serão capacitados para manejo de doença falciforme
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:57h

Com o objetivo de capacitar profissionais do Recôncavo baiano, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promove nesta quarta-feira (18) um treinamento para manejo clínico da doença falciforme no município de Cruz das Almas. A atividade faz parte do projeto de organização da Rede de Atenção à Pessoa com Doença Falciforme, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) da Sesab e municípios da região. Neste primeiro dia, o treinamento será realizado apenas para médicos. Já na próxima terça-feira (24), serão capacitados os dentistas, enquanto no dia 25 serão treinados profissionais de enfermagem. Na Bahia, a doença falciforme tem incidência de um a cada 1.650 nascidos vivos, de acordo com a Apae Salvador. (Bahia Notícias)

Comente agora
18
Nov
Alimentos torrados podem trazer risco à saúde, alerta relatório
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:37h

O consumo excessivo de alimentos ricos em amido preparados em altas temperaturas, como torrada ou batata assada, pode trazer riscos para a saúde. Isso porque, durante seu preparo, uma reação química leva à formação da substância acrilamida, que já foi associada ao aumento de risco de câncer e danos ao sistema nervoso e reprodutivo. Um relatório científico publicado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) no início do mês chamou a atenção para esses riscos e recomendou estratégias para evitar a formação da substância durante o preparo dos alimentos.

Provavelmente carcinogênicos

A acrilomida faz parte da lista de produtos provavelmente carcinogênicos para humanos estabelecida pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta é a mesma categoria em que a carne vermelha passou a ser enquadrada recentemente. Os efeitos nocivos da substância foram verificados em testes com animais e em laboratório. Segundo a FSA, o efeito nos humanos depende da quantidade do produto ingerida.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com