As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 03/09/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

20
Jun
O que era bom agora ficou melhor, Farmácia da Cidade manipulação e drogaria em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:59h

Comente agora
20
Jun
Mães que amamentam tem menos risco de ter Mal de Alzhaimer
Postado por: Samile Macedo / 08:56h

Mais um benefício gerado pelo ato de amamentar foi descoberto, desta vez para as mães. As que dão peito para os filhos correm menor risco de, no futuro, virem a desenvolver o Mal de Alzheimer. E o risco diminui quanto maior é o período de duração da amamentação. Mas porque isso ocorre? Segundo o “JournalofAlzheimer’s Disease”, a ligação pode ter relação com certos efeitos biológicos da amamentação. Por exemplo, a insulina, que sofre uma drástica redução durante o período gestacional, é restaurada com o processo de aleitamento materno. Como se sabe, a doença de Alzheimer é caracterizada pela resistência à insulina no cérebro. Uma hipótese que possa também justificar essa ligação é que a amamentação priva o corpo da progesterona, compensando os elevados níveis de hormônio que são produzidos durante a gravidez. A progesterona é conhecida por diminuir a sensibilidade dos receptores de estrogênio do cérebro, que pode desempenhar um papel protetor contra a doença de Alzheimer. 

Comente agora
20
Jun
Uso de agrotóxicos no Brasil cresce mais de duas vezes e meia em dez anos
Postado por: Samile Macedo / 07:42h

O uso de agrotóxicos na agricultura brasileira mais do que dobrou entre os anos de 2002 e 2012, divulgou hoje (19) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), o uso de agrotóxicos saltou de 2,7 quilos por hectare (kg/ha) em 2002 para 6,9 quilos por hectare em 2012, uma variação de cerca de 155%. Segundo o IBGE, os produtos mais usados em 2012 são os considerados perigosos ou muito perigosos, com 64,1% e 27,7% do total de produtos comercializados naquele ano. Os herbicidas foram os agrotóxicos mais comercializados no período, com 62,6% do total de vendas, seguidos pelos inseticidas, com 12,6%, e pelos fungicidas, com 7,8%. O uso de agrotóxicos por área foi maior na Região Sudeste, com 8,8 quilos por hectare, e o estado de São Paulo foi o que fez o uso mais intenso em 2012, com 10,5 kg/ha. O segundo estado com maior uso de agrotóxicos é Goiás, com 7,9 kg/ha, e o terceiro Minas Gerais, com 6,8 kg/ha. O menor uso de agrotóxicos foi verificado no Amazona e no Ceará, onde o valor é menor que 0,5 kg/ha. (iG)

Comente agora
20
Jun
Usar fio dental pode prolongar sua expectativa de vida
Postado por: Samile Macedo / 05:50h

Ninguém sabe ao certo quando vai morrer, mas algumas mudanças simples de hábitos podem garantir alguns anos a mais na vida das pessoas, como, por exemplo, o uso regular de fio dental. Pelo menos é isso que sugere Thomas Perls, professor de medicina da Universidade de Boston. O especialista desenvolveu uma calculadora capaz de estimar com quantos anos uma pessoa vai morrer. O cálculo é feito a partir de perguntas que avaliam o estilo de vida das pessoas, se elas seguem uma alimentação regrada, se fazem exercícios físicos regularmente e até mesmo se usam o fio dental todos os dias. O uso do fio dental não só previne a cáries, mas também outras doenças que podem ser fatais, como câncer de boca, HPV, diabetes, doenças renais e até mesmo problemas cardíacos. Um levantamento recente da Universidade do Texas indicou que pessoas com doenças periodontais estão mais suscetíveis a contraírem infecção oral por HPV.

Comente agora
20
Jun
Por essa você não esperava: rir alto pode ter influência genética!
Postado por: Rodrigo Almeida / 05:01h

O filme é uma nova comédia, você vai ao cinema com algum amigo e acaba estranhando o fato de que muita gente riu em uma cena que você nem achou engraçada. Isso nos mostra que humor é relativo, e as pessoas riem de coisas diferentes por motivos diferentes. Além disso, quando o assunto é humor, varia também o tipo de risada: tem quem ria de maneira mais comedida, assim como tem quem não se controle diante de um fato engraçado e saia por aí gargalhando. Se você não é do tipo que ri alto, possivelmente já se perguntou se há alguma coisa errada, se as pessoas que gargalham são exageradas, ou até mesmo se você é algum rabugento qualquer que não acha nada engraçado. A explicação para isso parece estar na genética. A verdade é que alguns genes têm responsabilidades ainda maiores do que imaginávamos, e acabam influenciando a forma como fazemos compra e, inclusive, como dormimos – ou não, no caso dos insones. O professor Keith A. Young dedicou 20 anos de sua vida estudando a forma como a genética influencia nosso comportamento.

Comente agora
20
Jun
Conheça o primeiro brasileiro portador de ELA a voltar ao trabalho após 7 anos
Postado por: Rodrigo Almeida / 03:21h

A história de vida do administrador Luiz Henrique Ribeiro, o Ricky, de 35 anos, ganhou um novo capítulo neste mês. Depois de sete anos de licença médica, após ser diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), ele se tornou o primeiro brasileiro (que se tem notícia) a voltar ao trabalho. A conquista não é pequena. Acamado e com a comunicação limitada aos movimentos das sobrancelhas e olhos, Ricky mostra que a doença é tratada como uma espécie de contratempo entre os seus planos de servir o "bem comum". Formado em administração pública pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), a carreira de Ricky foi interrompida em 2008, quando surgiram os primeiros sintomas da doença degenerativa, sofrida também pelo famoso astrofísico Stephen Hawking. "Eu estava morando no Recife quando notei, na academia, que não conseguia dobrar minha perna para trás. Pouco tempo depois, não consegui correr a distância que estava habituado e comecei a mancar", relatou por e-mail ao iG, usando o aparelho Tobbi Eye, que com um leitor óptico permite o administrador a escrever com os olhos. "No dia que descobri que estava com ELA, entrei na internet e li sobre a doença. Tudo que dizia era negativo. Foi um choque. Fiquei muito triste e chorei, mas a minha tristeza durou um dia". No dia seguinte, o administrador acordou decidido. Ele usaria sua energia para combater a doença e fazer atividades prazerosas. Ao lado da irmã, embarcou em expedição de dois meses pelo Nordeste, fez cursos de fotografia, aulas de política, visitou parques e se despediu de amigos no Recife. "Uma frase que eu sempre falava faz parecer que meu subconsciente previa o que iria acontecer: 'Prefiro viver 20 anos a 100 km/h que 100 anos a 20 km/h'".

Comente agora
20
Jun
Dois casos de síndrome Guillain-Barré são confirmados na Bahia
Postado por: Rodrigo Almeida / 02:19h

Dois homens estão internados no Hospital Couto Maia, no Subúrbio, com Síndrome Guillain-Barré, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Acredita-se que vários vírus podem desencadear a doença, incluindo o Epstein Barr e o Zika. Os dois pacientes diagnosticados têm 20 e 47 anos. Eles tiveram doenças exantemática (virais augadas, transmitidas principalmente por mosquitos), sendo diagnosticados com zika. Depois, voltaram ao hospital se sentindo mal e foi constatado que estavam com a síndrome. Os sintomas são febre, dor de cabeça, conjuntivite, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele. O Ministério da Saúde informa em seu site que uma possível correlação da infecção Zika com ocorrência de Guillain-Barré foi encontrada, mas ainda não foi confirmada. O paciente de 47 anos está tomando medicação e segue em observação. Já o de 20 anos passa por cuidado mais intenso. A síndrome Guillain-Barré provoca fraqueza muscular e paralisia.(Correio da Bahia)

Comente agora
19
Jun
São João: Médico fala sobre cuidados com fumaça e alimentação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:00h

Fogueira, fogos de artifício, comidas típicas, danças e brincadeiras juninas. Tudo isso marca o São João na região Nordeste, que será na próxima quarta-feira (24). Mesmo sendo uma data comemorativa, é preciso que os pais e responsáveis fiquem atentos a alguns cuidados com as crianças e com o uso de fogos de artifício. As informações são do site de Dilton Coutinho. “O principal cuidado é com o manuseio incorreto de fogos de artifício. Há produtos que não podem ser utilizados por crianças de determinadas faixas etárias, a exemplo das bombas e dos foguetinhos” explicou o pediatra Cláudio Oliveira. “Esses fogos de artifício, quando usados de forma incorreta, ocasionam queimaduras e até acidentes mais graves”, esclareceu. O pediatra também disse que os pais devem atentar para a inalação da fumaça, principalmente para aqueles cujos filhos possuem alergias ou problemas respiratórios: “caso isso ocorra, o nariz deve ser lavado com soro e a criança deve ser medicada com remédios indicados por um médico especializado”. Oliveira também lembra aos pais sobre os cuidados com o consumo de alimentos tradicionais do cardápio junino, como amendoim, bolos e milho. “É importante observar os locais que estão vendendo estes alimentos, pois muitas pessoas que comercializam não atentam para medidas básicas de higiene e isso pode ocasionar infecções intestinais”, concluiu.

Comente agora
19
Jun
Número de adultos que admitem beber e dirigir cai 16%, aponta pesquisa
Postado por: Rodrigo Almeida / 17:40h

Após o endurecimento da Lei 11.705/2008, a chamada Lei Seca, em 2012, caiu o índice de adultos que admitem beber e dirigir nas capitais do país. A queda foi de 16% entre 2012 e 2014, de acordo com a pesquisa Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014, do Ministério da Saúde. O dado foi divulgado hoje (19), data em que a lei completa sete anos. A pesquisa mostra que 7% dos entrevistados em 2012 responderam ainda manter o hábito de consumir álcool e dirigir. Em 2014, o percentual para 5,9%. A Vigitel ouviu 40,8 mil pessoas com mais de 18 anos de idade, nas capitais do país. Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram ligeira queda no número de acidentes ocorridos por influência do álcool após a lei ter estabelecido tolerância zero ao álcool e aumentado o valor da multa para quem for flagrado embriagado ao volante, em 2012. Naquele ano foram registrados 7.594 acidentes, 7.526 em 2013 e 7.391 no ano passado. Na avaliação do professor de direito penal, do Centro Universitário Iesb, e autor do livro Embriaguez ao Volante e na Aplicabilidade Jurídica do Exame Visual, Marcelo Zago, os sete anos de vigência da Lei Seca tiveram efeitos positivos. “Quando se leva em conta que o número de veículos aumentou, possivelmente o número de acidentes iria aumentar, mas eles permanecem estáveis e vêm diminuindo em alguns pontos de rodovias federais”, disse. Para Marcelo Zago, em paralelo à legislação que proíbe a combinação de álcool e direção, é importante que sejam feitas campanhas de educação no trânsito, constantemente. “É uma legislação que vem sendo endurecida à medida que o tempo passa, porque é um clamor social grande, e o endurecimento da legislação, por si só, não gera efeito tão benéfico quanto o efeito veiculado juntamente com a educação no trânsito. É necessário que haja uma mudança de mentalidade”, ressaltou.

Comente agora
19
Jun
Orgasmo feminino alivia estresse e reduz pressão arterial
Postado por: Rodrigo Almeida / 16:31h

Além de prazeroso, o orgasmo pode reduzir os níveis de estresse das mulheres. Alguns pesquisadores chegam a recomendar o sexo como uma técnica de gerenciamento do problema devido à capacidade de o clímax melhorar o humor, reduzir a pressão arterial e liberar a tensão. Confira os dados e explicações sobre o assunto, reunidos pelo site Bustle:

Tudo acontece no cérebro: “Quando uma pessoa experimenta o orgasmo, o hormônio oxitocina é liberado a partir de células nervosas no hipotálamo (uma região do cérebro) para a corrente sanguínea”, disse a sexóloga Beverly Whipple, que escreveu o livro The Orgasms Answer Guide (em tradução livre, O Guia das Respostas do Orgasmo). “O orgasmo alivia a tensão com a oxitocina, que estimula sentimentos de calor e relaxamento”, completou a terapeuta sexual Carol Rinkleib Ellison. Segundo Carol, baixos níveis de oxitocina estão relacionados à maior incidência de transtornos de ansiedade , enquanto que o seu aumento ajuda a reduzir o estresse e a mudar a resposta de uma pessoa a estressores. Aliás, um estudo citado no livro de Beverly mostra que 39% de 2.632 mulheres americanas entrevistadas se masturbam para relaxar. O prazer do orgasmo em um relacionamento mutuamente amoroso pode beneficiar a saúde mental dos parceiros, aliviando ainda mais o estresse e a tensão, como informou a sexóloga.

Insônia: O livro da Beverly cita um estudo que revelou que 32% das mulheres que relataram se masturbar praticam o autoprazer para conseguir adormecer.

Comente agora
19
Jun
Dança pode ser “remédio natural” contra a depressão
Postado por: Rodrigo Almeida / 13:50h

O exercício físico é fundamental em nossa vida. Além de controlar o peso, a atividade corporal melhora a qualidade de vida e combate o sintoma de diversas doenças. Para quem busca uma modalidade que una todos os benefícios, a dança pode ser uma ótima opção. Antes vista apenas como lazer, a dança conquistou espaço também por suas inúmeras vantagens para a saúde. Ela estimula a concentração, melhora o desempenho cognitivo, aprendizagem e memória, eleva a autoestima e regula o sono. Além disso, dançar também pode beneficiar a condição mental dos praticantes. A atividade ajuda a melhorar a confiança, pois o dançarino aprende passos novos que muitas vezes são desafiadores. “Podemos melhorar nossa acurácia mental aprendendo algo novo, como a dança, estimulando a conectividade do cérebro, gerando, portanto, a necessidade de novas vias”, explica Renata Bataglin, psiquiatra e psicoterapeuta que atua em hospitais públicos e universidades de São Paulo. A dança, assim como outras atividades físicas, acaba melhorando a qualidade de vida da pessoa, ajudando a afastar os sentimentos de isolamento característicos de quem pode sofrer de depressão. A atividade ao som da música contribui para o desenvolvimento intelectual e cognitivo, aliviando os sintomas da depressão e de outras doenças degenerativas, como o mal de Parkinson. “Segundo uma pesquisa do Texas (EUA), dançar ou realizar outras atividades físicas pode reduzir em média de 30 a 40% dos sintomas depressivos se praticada com regularidade mínima de três vezes por semana por no mínimo 30 minutos”, explica Renata. De acordo com ela, é muito importante associar atividade física ao tratamento medicamentoso. “A dança adiciona outros benefícios por se tratar de algo mais lúdico que outras atividades físicas convencionais.”

Terceira idade: Para os idosos, a pratica desta atividade é excelente. Além de melhorar o equilíbrio físico e mental, amplia a socialização e pode ajudar a afastar a depressão.

Comente agora
19
Jun
Veja riscos de fogos juninos e como cuidar dos 3 tipos de queimaduras
Postado por: Rodrigo Almeida / 13:34h

O clima de São João toma conta da Bahia em junho, período marcado pela animação das músicas, quadrilhas e comidas típicas. Contudo, é importante que as pessoas que vão curtir as festas juninas fiquem atentas às medidas preventivas para evitar acidentes com fogos de artifícios e saibam como agir em caso de queimaduras. Segundo informações do Hospital Geral do Estado (HGE), referência na Bahia em assistência às vítimas de queimaduras, 41 pessoas foram atendidas pela Unidade de Queimados do HGE, sendo 29 por queimaduras diversas, inclusive fogos de artifício, e 12 por explosão de bomba entre os dias 22 e 24 de junho de 2014. Em 2013, no mesmo período, o HGE registrou 45 atendimentos a pacientes vítimas de queimaduras, sendo 19 de queimaduras diversas e 26 por explosão de bomba.

Lesões: Segundo a dermatologista Juliana Chieppe, os fogos de artifício podem causar os três tipos de queimadura: 1º grau, 2º grau superficial e profunda e 3º grau. As principais sequelas são cicatrizes, manchas permanentes e amputações de membros, em casos mais graves. No caso das queimaduras mais graves, o ferimento pode ser tão profundo que atinja o músculo, necessitando de enxerto. Ainda segundo a médica, a queimadura de 1º grau atinge a camada mais superficial da pele, a epiderme, e se apresenta como uma lesão vermelha, quente e dolorosa, como a queimadura solar. A queimadura de 2º grau pode ser superficial, quando gera bolhas e muita dor, e profunda, quando é menos dolorosa e a base da bolha é branca e seca. "Um exemplo desse tipo de queimadura é a provocada por fogos de artifício, que muitas vezes deixa cicatrizes", explicou.

Comente agora
19
Jun
Sabia que seu perfume pode beneficiar sua saúde?
Postado por: Samile Macedo / 11:57h

Atualmente muitas pessoas estão buscando tratamentos alternativos de saúde. Muito se fala das propriedades do perfume e como ele pode beneficiar na saúde e autoestima das pessoas. A fragrância tem um poder grande para o olfato e para a alma. Os ingredientes que são usados no perfume auxiliam na melhora da concentração e temperamento. Os perfumes que contêm gengibre, sândalo e rosa estimulam os neurônios. Essa estimulação aumentada causada pelo uso do perfume pode fazer com que as pessoas tenham mais foco, vigor, perda de peso e um sistema imunológico melhorado. Determinados perfumes provocam efeitos calmantes no cérebro. Outros perfumes podem atuar como um tipo de sedativo, ajudando a dormir, diminuir a ansiedade e tensão, proporcionando uma série de benefícios para a saúde. Essas fragrâncias são a alfazema e a bergamota que são utilizadas com esta finalidade por séculos em países do mundo inteiro. O perfume escolhido tem uma relevância social, dizendo algo sobre a personalidade pessoa, ajudando a definir sua identidade. A atração por outra pessoa é influenciada também pelas fragrâncias. Acima de tudo, o perfume dá a sensação de frescor, de atração e de confiança.

Algumas essências são recomendadas para determinados casos, são eles:

Comente agora
19
Jun
Sus será base para definir remédios de convênios; coberturas podem diminuir
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:58h

lista de tratamentos e medicamentos oferecidos na rede pública passará a ser uma das principais referências consideradas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para definir o que os planos de saúde deverão cobrir. Hoje, muitos procedimentos oferecidos na saúde privada não são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entidades médicas, de pacientes e de direito do consumidor criticam a ideia de aproximar as duas listas. Para elas, os beneficiários perderão coberturas. Nesta sexta-feira (19) a ANS abre uma consulta pública para avaliar as tecnologias que serão incluídas e excluídas do rol de procedimentos de cobertura obrigatória, atualizado a cada dois anos. Pela primeira vez, a agência prevê a exclusão de um medicamento oncológico com base em uma decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Em 2014, o medicamento everolimus, quimioterápico oral indicado para câncer de mama com metástase, passou a compor a lista de cobertura obrigatória.

Comente agora
19
Jun
Cura para aids, ebola, Mers e Sars é supostamente identificada pela Coreia do Norte
Postado por: Samile Macedo / 09:19h

A agência de notícias oficial da Coreia Central anunciou, nesta sexta-feira (19), que o país encontrou uma cura para aids, ebola, Mers e Sars. No entanto, não foram apresentadas provas para o que parece ser uma droga milagrosa, à base de ginseng. "Infecções de vírus mal-intencionados, como a Sars, ebola e Mers são doenças que estão relacionadas ao sistema imunológico, e podem ser facilmente tratadas por Kumdang-2 injetável", afirmaram as autoridades. Segundo o jornal O Globo, o site local e pró-governo Minjok Tongshin informa que a droga foi originalmente produzida em 1996. O mesmo medicamento foi anunciado pela Coreia do Norte durante surtos de gripe aviária, em 2006 e 2013.

Comente agora
19
Jun
Cientistas criam vacina experimental que gera anticorpos do HIV em roedor
Postado por: Samile Macedo / 07:01h

Um grupo de cientistas desenvolveu uma vacina experimental que pode gerar em roedores os anticorpos necessários para neutralizar o vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da Aids. Essa inovação foi publicada nesta quinta-feira (18) nas revistas especializadas "Cell" e "Science" em três estudos elaborados por cientistas de duas instituições dos Estados Unidos, o Instituto de Pesquisas Scripps (TSRI) e a Universidade Rockefeller, assim como pela Iniciativa Internacional da Vacina da Aids (IAVI). A descoberta pode contribuir com informações cruciais para a elaboração de uma vacina efetiva contra a Aids, segundo os autores. A natureza do HIV para sofrer mutação assim que entra em um corpo representou uma grande frustração para os pesquisadores da vacina contra o vírus, que tiveram dificuldades para decifrar esse comportamento. Historicamente, os esforços se centraram em criar uma imunização que permita desenvolver anticorpos que protejam contra diferentes versões do vírus, mas sempre culminaram em tentativas fracassadas nos testes pré-clínicos e clínicos.

Neutralizador potente - Nos últimos anos, no entanto, os cientistas se deram conta de que uma pequena fração das pessoas que vivem com o HIV desenvolvem anticorpos amplamente neutralizantes, e estes são muito potentes contra diferentes variantes do vírus. Agora, a inovação publicada na "Cell" e na "Science" mostra que é possível gerar estes anticorpos em roedores através de uma sucessão de vacinas. Os ratos não recebem o HIV ou uma infecção equivalente, por isso os cientistas ressaltam a necessidade de provar se este novo enfoque oferece proteção aos seres humanos. 

Comente agora
19
Jun
Anvisa suspende venda e uso de lotes de antibiótico e álcool em gel
Postado por: Samile Macedo / 05:16h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (19) a suspensão, em todo o país, da distribuição, comercialização e do uso do lote 15A70W, com validade para 01/2017, do medicamento cloridrato de ciprofloxacino, comprimidos de 500 mg, fabricado pelo Laboratório Prati-Donaduzzi. A empresa, voluntariamente, comunicou à Anvisa o recolhimento do produto após verificar a presença de corpo estranho em um comprimido. O cloridrato de ciprofloxacino, em comprimidos revestidos, é indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis, como em infecções de ouvido, rins, pele, trato respiratório, órgãos genitais, cavidade abdominal, ossos, articulações e septicemia. A Anvisa também suspendeu, nesta sexta-feira, a distribuição, comercialização e o uso do lote 88, fabricado em 09/2014 e válido por 24 meses, do saneante álcool em gel Zulu, de 500 g, fabricado pela Companhia Nacional do Álcool.

Comente agora
19
Jun
Como o álcool afeta a capacidade de direção; descubra
Postado por: Samile Macedo / 04:35h

Estrela da seleção chilena de futebol, Arturo Vidal foi preso na noite de terça-feira depois de bater sua Ferrari perto da capital Santiago. Segundo as autoridades, o jogador, de 28 anos, estava dirigindo seu carro com um nível de álcool no sangue superior ao permitido. No Brasil, uma lei que vigora desde janeiro de 2013 acabou com a tolerância de álcool permitida a motoristas. Além disso, se o condutor fizer o teste do bafômetro e a concentração de álcool em seu sangue for maior do que 0,34 mg/L, pode ser preso por seis meses a três anos, além de pagar multa, e ter o direito de dirigir suspenso. Mas como diferentes concentrações de álcool afetam a capacidade de direção? As informações são da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA. Os sintomas de diferentes concentrações de álcool no sangue na capacidade de direção 

Porcentagem de concentração de álcool no sangue - 

  1. 0,02%
  2. Funções visuais diminuem
  3. Diminuição da capacidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo
  4. 0,05%
  5. Funções visuais diminuem
  6. Diminuição da capacidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo
  7. 0,08%

Comente agora
18
Jun
Banco de sangue do Hemocentro de S. A. de Jesus precisa aumentar estoque de bolsas para o São João
Postado por: Samile Macedo / 14:36h

O estoque do banco de sangue no Hemocentro, situado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus tem se mantido em níveis adequados por causa dos doadores de reposição, parentes e amigos que fizeram as doações para algum paciente. Segundo Dr. Nelson Maciel, responsável técnico pelo HEMOSAJ, a quantidade do estoque está boa, inclusive na última quarta-feira (18) algumas bolsas puderam ser enviadas para as unidades hospitalares de Feira de Santana, Salvador, a população de Santo Antônio de Jesus atende aos apelos feitos, mas para a demanda do São João a quantia atual não é tão suficiente e às vezes faltam materiais, sendo que o Estado tem de fazer licitação, há a demora de chegar e usualmente as situações fogem do controle. “Há um fluxo muito grande de visitantes, mas o ganho dessa região é a acessibilidade que as pessoas tem. O doador voluntário sumiu um pouco, portanto eu solicito aos cidadãos que cheguem até o banco de sangue para fazer uma doação e ajudar vidas”, solicitou

Os critérios para os voluntários são importantes, dentre eles:

  • Estar bem alimentado
  • Evitar comidas gordurosas no dia em que for fazer a doação
  • Estar hidratado para prevenir desmaios
  • Caso o voluntário seja menor de idade, deve estar acompanhado por algum responsável ou pedir autorização
  • Idade permitida: 16 a 69 anos
  • Pacientes com Diabetes tipo 1, tuberculose, vírus da AIDS, não podem

Redação Voz da Bahia

Comente agora
18
Jun
Asma causa a morte de 460 pessoas em Salvador nos últimos 10 anos
Postado por: Samile Macedo / 12:17h

Salvador e Região Metropolitana registraram nos últimos 10 anos 460 mortes por asma, sendo a maioria dos óbitos em postos de saúde onde as vítimas buscavam por socorro. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (18/6) pelo presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), José Carlos Perini, na abertura do 13º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria (Alergoped 2015), que vai até sábado (20), no Bahia Othon, em Ondina. Segundo ele, existem medicamentos ofertados gratuitamente em farmácias populares do país para tratamento da doença, mas apenas 10% a 13% da população utilizam os recursos. Perini acrescenta que a baixa procura é resultado da “falta de habilitação de muitos profissionais de saúde, que sequer sabem do benefício”. O encontro, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), reforça a importância da educação continuada de pediatras, através da atualização de conhecimento e práticas clínicas no diagnóstico e tratamento das patologias em crianças e adolescentes. O congresso reúne professores da Bahia, de outros estados e de fora do país. Para o presidente da Sobape, Fernando Barreiro, “esse encontro dá início a uma nova era de melhor atenção à saúde infantil no país”.

Comente agora
18
Jun
Venha conhecer a nova VIDA em Santo Antonio de Jesus!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:15h

Após 3 anos de obras, será inaugurado hoje à noite o prédio da Clínica Odonto Médica Vida. O empreendimento comandado pelos dentistas e sócios Aislan Rocha, Chrístian Campista e Juliana Campista em apenas 15 anos transformou uma casa na Avenida Barros e Almeida de 200m² construídos, com apenas 2 salas odontológicas e uma funcionária, num prédio com 6 pavimentos, quase 2.500m², 18 consultórios odontológicos, incluindo 3 salas cirúrgicas, uma equipe de 14 dentistas e 20 funcionários e consolida-se como referência na odontologia em Santo Antonio de Jesus e região. A Clínica Odonto Médica Vida iniciou suas atividades em Agosto do ano 2000. O entendimento de que Santo Antonio de Jesus é uma cidade promissora e pólo regional, juntamente com o meu amor por esta terra foi o que mais influenciou para que a clínica se instalasse na Capital do Recôncavo, diz Dr. Chrístian Campista, santantoniense que trouxe a esposa e o amigo para cá. Esses 15 anos de foco na qualidade do serviço, na excelência do relacionamento, no cuidado com a formação e constante aprimoramento técnico propiciaram o grande reconhecimento da Clínica Odonto Médica Vida e da nossa equipe, tornando-nos conhecidos em todo o Recôncavo Baiano, lembra Drª Juliana Campista.

Por entendermos que o treinamento e a capacitação levam mais segurança e qualidade nos serviços ofertados aos clientes, os profissionais da Vida estão sempre atualizando seus conhecimentos. Além disso, preparamos um ambiente confortável e aconchegante, utilizamos tecnologia de ponta e prezamos pela integralidade e pontualidade no atendimento, sempre priorizando o sorriso, a condição humana e as relações interpessoais, conclui Dr. Aislan Rocha. Uma Nova Vida está sendo apresentada à população de Santo Antonio de Jesus e região. Um prédio foi construído para valorizar ainda mais o bem-estar dos seus pacientes e, principalmente, exaltar a qualidade e a diversidade dos serviços odontológicos prestados. Sejam todos(as) muito bem vindos(as)!

Afinal, a cada sorriso, uma nova Vida!

Comente agora
18
Jun
Com déficit de R$ 600 milhões, Sesab tenta reduzir despesas administrativas
Postado por: Samile Macedo / 11:10h

Uma portaria publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial do Estado determina redução das despesas administrativas no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Segundo a pasta, a medida vai impactar contas de telefone, energia, água e passagens, e renegociar as condições de preço para serviço de limpeza e segurança, com objetivo de investir em mais assistência com a construção de hospitais, novos leitos de UTI, compra de medicamentos ou ampliando acesso a consultas e exames, além da contratação de médicos, enfermeiros ou outros profissionais de saúde. Atualmente, a pasta tem déficit de R$ 600 milhões acumulado do ano passado. Segundo a Sesab, normas e medidas de eficiência dos gastos públicos foram definidas sem que haja redução dos recursos globais para saúde, que são de R$ 4,3 bilhões para 2015. De acordo com a secretaria, a meta é investir além do mínimo constitucional, que determina 12% do orçamento estadual. Licitações que não tenham sido homologadas vão ser reavaliadas. Neste ano, de acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, foram abertos 265 novos leitos e entregues dezenas de ambulâncias, bem como foram inaugurados serviços de neurocirurgia em Guanambi, iniciativas que já teriam sido fruto do trabalho de qualificação do gasto público, realizado desde janeiro deste ano. Diretorias e superintendências da Sesab têm até o dia 6 de julho para apresentar planos individuais. 

Comente agora
18
Jun
Cidadã santoantoniense questiona falta de organização no agendamento dos exames na Central de Marcação
Postado por: Samile Macedo / 09:43h

Uma senhora que preferiu não se identificar, residente em Santo Antônio de Jesus fez uma denúncia por meio de uma Rádio local contra a Central de Marcação do município. Segundo a cidadã, há um bom tempo atrás, os pacientes tentam agendar alguns tipos de exames na unidade, mas para conseguir fazer isso tem de praticamente todos os dias estarem lá, situação ruim, principalmente para as mães de famílias. “Às vezes os funcionários do órgão nos dizem que não há vagas para determinada consulta e adiam o retorno, fazendo esperarmos muito tempo. Eu preciso me consultar com um neurologista, ortopedista, fisioterapeuta, ginecologista, mas o número de exames necessários corresponde à quantidade de vezes que tenho de ir à Central de Marcação, pois eles não fazem o agendamento em uma vez só”, contou. A denunciante relatou que se esforçou muito para fazer os agendamentos e ficou indignada com uma das funcionárias, que segundo ela fica ‘pirraçando’ por dizer que não há vagas, mas quando os pacientes vão ao lugar de atendimento, na Policlínica, recebem a notícia contrária à informação da servidora e disse que os funcionários da unidade só marcam as avaliações se houver no documento a assinatura da gerente da Policlínica, mas a não ser isso, as pessoas podem até gritar, espernear, falar, mas elas não estão nem aí. “Tudo se resume no desencontro de informações e pessoas qualificadas para esclarecer as dúvidas corretamente. Solicito à Secretaria de Saúde que tome as medidas para organizar a situação a fim de podermos marcar vários tipos de exames em um dia só, pois até o presente momento está tudo muito complicado”, pediu.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
18
Jun
Espanhol é internado no Distrito Federal com suspeita de ebola
Postado por: Samile Macedo / 06:33h

Um paciente está isolado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho 2, no Distrito Federal, por apresentar sintomas característicos de ebola. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o paciente é um espanhol. Ele chegou à UPA na tarde de ontem (17) e também tem outras patologias. Ainda nesta manhã, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal dará uma entrevista coletiva para detalhar o caso. Em nota, a secretaria explicou que, por precaução, foram tomadas as medidas previstas no Protocolo do Ebola e o paciente está isolado até que saia o resultado do exame, o que pode ocorrer ainda nesta quinta-feira (18). A equipe de vigilância epidemiológica foi notificada e acompanha o caso. Segundo a nota, os profissionais que tratam o paciente estão equipados com itens de segurança como luvas, máscara, capote e gorro. A vendedora de lanches Maria Araújo, que trabalha em frente à unidade de saúde, diz que o movimento nesta manhã está menor que nos outros dias. “Nesse horário já teria mais pessoas procurando a UPA, a movimentação pela manhã costuma ser grande”. Ela relata que, ontem, após a chegada do paciente, algumas pessoas ficaram assustadas e foram embora da unidade de saúde, principalmente mulheres acompanhadas de crianças. 

Comente agora
18
Jun
Nove formas naturais de aliviar os sintomas de alergias
Postado por: Samile Macedo / 04:08h

Quem sofre com alergias sabe que o tempo frio ou as mudanças bruscas de temperatura são um prelúdio para sintomas como tosse seca, olhos e nariz irritados, dificuldade de respiração e espirros. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) indicam que 30% dos brasileiros possuem algum tipo de reação alérgica, sendo que rinite, bronquite e asma são predominantes nas estações mais frias. Por sorte, existem diversas medidas que podem ser tomadas para evitar ou mesmo aliviar esses sintomas. "Devemos lembrar que os tratamentos naturais não eliminam o uso de medicamentos, e que cada caso deve ser avaliado por um médico", diz o alergista Gustavo Falbo Wandalsen, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Ele também afirma que evitar o contato com os causadores da alergia, como poeira e animais, é o primeiro passo para evitar as crises, mas que alguns cuidados são mais do que bem-vindos. No Dia Nacional de Prevenção à Alergia e no Dia Mundial da Asma, comemorados neste dia 7 de maio, confira os conselhos dos especialistas:

Evite produtos com odores fortesDe acordo com o alergista Gustavo Falbo Wandalsen, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, produtos com odores muito acentuados, como perfumes, cremes e produtos de limpeza não são necessariamente as causas de uma alergia, mas podem causar irritações a agravar os sintomas. "Dessa forma, é importante que a pessoa evite ficar em constante contato com esse tipo de produto, principalmente nas épocas em que as crises são mais frequentes", explica. Prefira sabonetes neutros ou cosméticos que tenham odores mais suaves, dando uma folga para o seu nariz. 

Comente agora
18
Jun
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia faz campanha para evitar quedas
Postado por: Samile Macedo / 03:15h

Sessenta e cinco por cento dos pacientes internados no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) têm fraturas provenientes de quedas. A constatação veio de uma pesquisa do próprio instituto, que decidiu mobilizar o público em geral sobre esse perigo e lançou hoje (17) a campanha ‘Quedas: Todo o Cuidado é Pouco’. Serão distribuídos folders sobre prevenção dentro do edifício e divulgados vídeos sobre o tema. Também haverá uma equipe orientando os públicos interno e externo sobre estratégias para evitar quedas. A campanha vai durar todo o mês de junho e prevê mobilizações pelo menos até o fim do ano. Do total de 1.034 pacientes pesquisados entre janeiro e setembro de 2013, 672 chegaram ao Into porque tinham caído. Destes, 55,5% tinham sofrido queda em casa. Entre todos os que caíram em casa, 53,5% tinham 60 anos ou mais e 63,5% eram mulheres. Circulam diariamente pelo instituto cerca de 10 mil pessoas por dia, entre pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários, no Rio de Janeiro. Para o diretor do Into João Matheus Guimarães, esse é um problema de saúde pública no mundo todo e atinge, especialmente, as pessoas com mais de 60 anos. “O idoso, seja por alteração do equilíbrio ou osteoporose, ao sofrer uma queda pequena, pode acarretar uma fratura com proporções que levar à necessidade de cirurgia”, disse ele. “Nossa campanha visa à conscientização, não apenas na rua, mas também no domicílio, onde essas quedas são muito comuns.”

Comente agora
17
Jun
Técnica "milagrosa" que aumenta seios por 24 horas pode causar infecções, vermelhidão e hematomas
Postado por: Rodrigo Almeida / 15:00h

O anúncio de que o cirurgião plástico americano Norman Rowe criou um método "milagroso" para que suas pacientes pudessem ter a real sensação de como ficariam após aumentarem os seios, gerou indignação entre os médicos. Para especialistas, além da técnica não ser novidade, pode causar danos sérios à saúde. Batizada de o InstaBreast, o método consiste na injeção de uma solução salina nos seios e seria usado por 75 % das pacientes de Rowe para decidir o tamanho que querem os implantes de silicone. Mas é claro que a ideia original já despertou o desejo na mulherada de ampliar um bocadinho o prazo, e Rowe estaria desenvolvendo o “Vacation Breasts” ou “Seios de férias”, para que os novos seios durem até 3 semanas. Para o doutor Prado Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a conduta é altamente condenável. — Imagino que um sujeito que cria um método desse não pode ser normal. Tem um viés puramente mercantilista, a medicina e a cirurgia plástica são muito mais sérias do que isso. Segundo Prado Neto, não tem o menor cabimento realizar um procedimento deste tipo, que injeta líquidos no corpo humano, e que pode gerar uma série de problemas, com a desculpa de ver como ficaria o resultado de um implante. — Condeno com veemência a prática, que pode levar a uma série de problemas, desde um processo infeccioso, distorção da mama, distorção da pele, flebite, entre outros. É absurdo agredir o corpo humano desta forma desnecessariamente. O médico ressalta que a cirurgia plástica é uma das 65 especialidades da medicina que exigem cinco anos de especialização, e é chocante que um sujeito banalize a prática medica e a cirurgia plástica desta maneira.

Comente agora
17
Jun
Instituto mostra que o reajuste dos planos de saúde é o maior em 10 anos
Postado por: Rodrigo Almeida / 13:32h

O aumento de 13,55% para planos de saúde individuais ou familiares foi autorizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O índice de reajuste pode atingir 9,9 milhões de usuários desses planos. O Idec-Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor está exigindo a imediata revisão dos índices de aumento autorizados pela ANS, bem como uma ampla discussão dos problemas do setor de saúde suplementar e do papel da agência reguladora, além dos demais órgãos públicos incumbidos de zelar pela saúde.

Além disso, em carta enviada para a presidente Dilma Rousseff; Arthur Chioro, ministro da Saúde; José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça; Rodrigo Janot, procurador geral da Justiça; Juliana Pereira da Silva, secretária Nacional do Consumidor, e Martha Regina Oliveira, diretora-presidente Interina da ANS, o Idec defende que o teto do reajuste dos planos individuais, familiares e coletivos sejaindexado à inflação que, entre maio de 2014 e abril de 2015, foi de 8,17%.

Comente agora
17
Jun
Empresário santoantoniense que lutou em prol de doação da medula óssea consegue doador compatível
Postado por: Samile Macedo / 09:45h

O empresário Daniel Nogueira, 34 anos empreendeu uma campanha de imcentivo a doação de medula óssea por meio das mídias sociais, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus ocorreu uma sessão especial voltada para o assunto e na última segunda-feira (16), foi vinculada uma ótima notícia: Daniel, que há algum tempo sofre da Síndrome Mielodisplásica, deficiência na medula óssea que afeta a produção de células conseguiu um doador compatível para fazer o transplante da medula, está muito feliz por ter conseguido alcançar o objetivo. "Se eu ganhasse na Mega-Sena da Virada não teria como pagar esse doador, ´pois é algo que não se compra, mas é mandado por Deus, agora é mais do que meio caminho andado em busca da cura. Até dezembro devo estar anunciando a cura completa desse problema, mas lembro a população santoantoniense que essa campanha não para por aqui", disse em entrevista a Rádio Andaiá FM. O empresário irá passar pelo transplante de medula óssea em São Paulo, ficará internado por cerca de 100 dias passando pelo processo de recuperação e depois voltará para Santo Antônio de Jesus curado da doença.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Um comentário
17
Jun
Médicos municipais de Salvador entram em greve, diz sindicato
Postado por: Samile Macedo / 08:41h

Os médicos ligados à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador entraram em greve a partir desta quarta-feira (17), segundo informações do Sindicato dos Médicos (Sindimed-BA). A decisão, foi tomada em assembleia realizada na noite de terça (16). De acordo com a entidade, a greve "reforça a paralisação dos servidores municipais". No entanto, o Sindimed ressalta que os médicos têm pauta específica de reivindicações. A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não tem conhecimento da paralisação e que vai apurar a situação. Os trabalhadores da classe médica apontam que "as condições de trabalho na maioria das unidades e postos, incluindo os Caps, estão insustentáveis". Também relatam que faltam materiais e medicamentos, salas adequadas para atendimento, móveis e utensílios hospitalares e pessoal em número suficiente para a demanda da população. Em nota, o sindicato diz que também há insegurança em diversas unidades de saúde. Eles usam como exemplo, o posto do bairro do Engenho Velho da Federação que está fechado. A pauta específica divulgada pela categoria inclui melhores condições de trabalho, reajuste salarial, ambientes mais saudáveis e seguros, materiais e instalações adequadas. Também está na pauta o combate ao assédio moral.

Comente agora
17
Jun
Estudo vê menor risco cardíaco em pessoas que comem mais chocolate
Postado por: Samile Macedo / 05:55h

Um estudo feito por pesquisadores britânicos com 25 mil homens e mulheres mostrou que aqueles que declaram consumir mais chocolate têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares. A ingestão de chocolate amargo já foi associada no passado, por meio de diversos estudos, a uma melhor saúde cardiovascular, mas sem que qualquer relação de causa e efeito tenha sido claramente estabelecida. A pesquisa atual, apresentada em artigo publicado on-line na revista britânica especializada "Heart" (do grupo BMJ), mais uma vez apresenta estatísticas, mas não analisa qual seria o mecanismo que poderia fazer com que o chocolate influencie a saúde do coração. Para este estudo, um grupo de pesquisadores britânicos procurou analisar as correlações entre o consumo de chocolate e a saúde cardiovascular do grupo de 25 mil homens e mulheres que moram em Norfolk (leste da Inglaterra) e o acompanhou durante, em média, dez anos. Os cientistas colocaram em relação as quantidades de chocolate que os participantes declaravam consumir e os dados sobre sua saúde cardiovascular: taxa de colesterol, ocorrência de acidentes cardíacos, de acidente vascular cerebral (AVC) e etc. 

Comente agora
17
Jun
Sesab entrega 20 novas ambulâncias nesta quarta-feira
Postado por: Samile Macedo / 02:10h

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai entregar nesta quarta-feira (17) 20 novas ambulâncias para intensificar a assistência do Sistema Único de Saúde (Sus). A aquisição dos veículos custou cerca de R$ 1,26 milhão e, de acordo com a Sesab, só foi possível devido a redução de 25% dos gastos, que vem sendo feito em toda a pasta. A entrega acontecerá às 11 horas, no pátio da sede da Sesab, no Centro Administrativo (CAB). As ambulâncias vão prestar serviços a Central Estadual de Regulação, nos hospitais Geral Roberto Santos (HGRS), Geral Ernesto Simões (HGES), Geral do Estado (HGE), João Batista Caribé, Couto Maia, Ana Nery, e também à unidade de Emergência de Pirajá, além de contemplar cinco hospitais do interior. (Metro1)

Comente agora
16
Jun
Bahia tem déficit de 20% no número de Unidades de Terapia Intensiva
Postado por: Rodrigo Almeida / 16:31h

A falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Bahia, especialmente em Salvador, é um problema crônico de saúde. A situação chegou a tal ponto que o problema não existe apenas na rede pública, como também necessita dos hospitais privados. Por causa disso, muitos pacientes acabam morrendo. É exatamente o que não espera a dona de casa, Clarice Anunciação da Hora. Desde o começo da manhã de ontem, ela estava na porta do Hospital Geral do Estado (HGE), aguardando uma vaga na UTI para o irmão, Sebastião, que tomou dois tiros, um na cabeça e outro no braço, no último sábado, quando voltava para casa, em Camaçarí, na região Metropolitana. “Ele está em cima de uma maca, entubado, no Hospital Geral de lá, só recebendo medicação. Estou aqui desesperada aguardando a regulação para conseguir uma vaga em qualquer UTI aqui de Salvador, já que, se ele ficar por lá, acho que não vai sobreviver. Também estou aguardando para que ele faça um exame de tomografia. Eu estou disposta a tudo para ajudar o meu irmão”, contou ela, aos prantos. O economista Antônio dos Santos passou por situação semelhante na semana passada, quando precisou levar a mãe, que estava passando mal, a uma emergência de um hospital particular, também na capital. “É um verdadeiro absurdo você ter que ficar esperando cerca de seis, sete horas, até ser atendido. Além do acúmulo de pessoas, o que chama bastante a atenção é a falta de higiene desses espaços”, reclamou. De acordo com ele, apesar de os políticos definirem a saúde como prioridade, pouco tem sido feito para melhorar a realidade. Além disso, Santos destaca que o fechamento do Hospital Espanhol, há quase um ano, só piorou a situação.

Comente agora
16
Jun
Mastologista Dr. Luciano Ramos dá dicas Nutricionais que podem Amenizar os efeitos colaterais da Quimioterapia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:55h
Náuseas 
São relatados pelos pacientes como o efeito colateral mais desagradável do tratamento. Aproximadamente 30% das drogas quimioterápicas provocam náuseas e vômitos. Alguns pacientes acabam desenvolvendo estímulos condicionados, ou seja, associam o tratamento com os efeitos e então eles aparecem. Seu médico pode orientar o uso de antieméticos sempre que necessário.  
Experimente
  • Mingau de aveia.
  • Torradas.
  • Biscoitos integrais.
  • Bolachas cream cracker.
  • Alimentos frios.
  • Sucos de frutas, frutas em pedaços.
  • Água de coco.

Gelatinas e sorvetes de frutas.
Iogurte.
Raspadinha de gelo.

Comente agora
16
Jun
Cigarro é causa de quase 50% das mortes por câncer
Postado por: Samile Macedo / 12:21h

Um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine e com base nos dados de 2011, revela que nesse ano o consumo de tabaco foi causa de 48,5% das cerca de 346 mil mortes por doze tipos de câncer que ocorreram entre os americanos com mais de 35 anos. Rebecca L. Siegel, investigadora no American Cancer Society, revela que o ato de fumar foi responsável por 80,2% dos casos de morte por câncer de pulmão, brônquios e traqueia. Quanto ao câncer de laringe, o ABC.es diz que o tabaco provocou 76,6% das mortes. Segundo a publicação, as mortes por câncer na cavidade oral, no esôfago e na bexigaestão também diretamente ligadas ao tabagismo. Já 15% das mortes devido a câncer colo-retal, 11% devido a câncer no pâncreas e 6% são no fígado estão relacionados com o tabaco. Embora o estudo esteja a servir de alerta para os perigos do cigarro, os investigadores salientam que são necessários mais dados para uma conclusão concreta, uma vez que para a investigação apenas participou um pequeno número de pessoas. (Notícias ao Minuto)

Comente agora
16
Jun
TJ-BA condena Estado a fornecer remédio para paciente com úlcera e hipertensão
Postado por: Samile Macedo / 11:54h

A desembargadora Carmem Lucia Santos Pinheiro, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), deferiu uma liminar para que a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) forneça o medicamento Bosentana e Revatio de uso contínuo para a manutenção da vida do autor da ação, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. De acordo com a ação, as medicações são imprescindíveis para mantê-lo vivo, pois é portador da patologia Hipertensão Arterial Pulmonar Secundária à Esclerodermia associada a hipoximia grave, uma espécie de ulcera nos dedos. O autor da ação ainda é dependente de oxigenoterapia prolongada de uso continuo de oxigênio suplementar 24 horas por dia. O paciente, que reside em Itabuna, no sul do estado, afirma que a medicação só é disponibilizada em Salvador, sendo necessário que seu filho se desloque até a capital mensalmente para adquiri-los. Entretanto, no último mês de maio, ao chegar à farmácia da Sesab, localizado no Hospital Manoel Vitorino, foi surpreendido com a informação dada por uma funcionária de que a Secretaria de Saúde não estava mais comprando tais medicações e, por isso, elas estavam em falta. O paciente afirma ainda que as funcionárias se recusaram a registrar por escrito a falta dos medicamentos, dificultando a prova da omissão do Estado em fornecer os remédios. A mediação tem custo estimado entre R$ 9 mil e R$ 11 mil.

Comente agora
16
Jun
Casos de chikungunya chegam a quase 7 mil em 2015; Feira, Valente e Riachão lideram
Postado por: Samile Macedo / 11:30h

Considerada a mais dolorosa entre as três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti com casos na Bahia, pelas fortes dores nas articulações, a chikungunya já registra quase sete mil casos em 2015. Além das dores, outro sintoma é febre alta, acima de 38,5°. Os dez municípios com maior incidência são Feira de Santana, Valente, Riachão do Jacuípe, Salvador, Ribeira do Pombal, Vera Cruz, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá e São Domingos. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), só em Feira, quando a doença começou a se espalhar na Bahia, foram notificados 2.113 casos, com 1.438 confirmados. Na segunda posição, Valente pontuou 1.846 notificações, com 1.803 confirmados, e Riachão do Jacuípe é a terceira cidade com 1.796 notificações em 1.216 casos confirmados. Ainda segundo a Sesab, a faixa etária mais atingida vai de 21 a 51 anos (50% do total de casos) e as mulheres são as mais atingidas, com 64,6% dos casos. Aos acometidos, a recomendação é procurar assistência médica, manter repouso e evitar a automedicação. (BN)

Comente agora
16
Jun
Primeira UTI neonatal cirúrgica da Bahia é inaugurada no Martagão Gesteira
Postado por: Samile Macedo / 10:33h

Nesta terça-feira (16) foram inaugurados dez leitos da UTI Neonatal Cirúrgica, no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. Conforme a assessoria do governo estadual, a UTI é a primeira da Bahia, com serviços que vão beneficiar mensalmente cerca de 60 recém-nascidos com necessidades cirúrgicas, principalmente nas áreas de neurocirurgia e cirurgia cardíaca. A inauguração foi realizada com o governador Rui Costa, que durante o evento destacou a necessidade do atendimento rápido aos recém-nascidos, para garantir a sobrevivência. “Nossa meta é zerar a fila de espera de UTI infantil e de cirurgias. Teremos UTI também no hospital de Feira de Santana, onde o Martagão Gesteira está assumindo a administração do Hospital da Criança. E a unidade do Roberto Santos também será inaugurada nos próximos dias”, disse Rui Costa. Ainda segundo a assessoria do governo, o Martagão Gesteira é referência em pediatria e mensalmente faz aproximadamente cinco mil atendimentos ambulatoriais e 700 internações. A Secretaria da Saúde da Bahia vai custear integralmente a manutenção nda UTI, com o valor anual de R$ 6,6 milhões. (Metro1)

Um comentário
16
Jun
Brasil quer aumentar a taxa de doadores de sangue voluntários
Postado por: Samile Macedo / 09:32h

Em meio às comemorações do Dia Mundial do Doador de Sangue, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nessa segunda (15.06) que o Brasil quer ampliar a taxa de doadores voluntários, atualmente em 1,8% da população entre 16 e 69 anos, para 3% dos brasileiros aptos a doar. Entre 2013 e 2014, houve aumento de 4,5% nas coletas de bolsa de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Já as transfusões de sangue aumentaram 6,8% no período. Em 2013, foram feitas 3 milhões de transfusões de sangue no Brasil, sendo que em 2014 foram 3,3 milhões de procedimentos. De acordo com Chioro, o Brasil já atende aos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao percentual de doadores voluntários e é uma referencia mundial no tema, mas a ampliação do universo de doadores, permanentes ou fidelizados, que doam regularmente vai permitir ao país ter estoques para situações de emergências e hemoderivados de melhor qualidade. “O ideal é que tenhamos um grupo de brasileiros que compreendam a importância da doação, porque daí a taxa de utilização é muito maior. Ainda que todas as vezes o sangue seja testado, o descarte acaba sendo bem menor quando o doador é fidelizado. Se aproveita muito mais, se tem autossuficiência e segurança”, explicou o ministro. Para lembrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a Organização Pan Americana da Saúde (Opas) escolheu o Brasil para sediar um encontro entre os países da América Latina, Caribe e África para debater avanços nas ações e o fortalecimento da doação voluntária de sangue como estratégia para a autossuficiência de componentes e derivados do sangue.

Comente agora
16
Jun
Sertanejo Milionário é operado às pressas e está na UTI
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:25h

Diagnosticado com um problema cardíaco, o cantor Milionário precisou ser submetido a uma cirurgia para a troca da válvula aórtica e revascularização do miocárdio - através de duas pontes de safena e uma mamária -, nesta segunda-feira (15), em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Segundo o boletim médico do Hospital Beneficência Portuguesa, local onde o músico segue internado, a decisão de operar o famoso foi tomada após a “identificação de uma estenose aórtica e insuficiência coronariana obstrutiva triarterial”. Agora, o sertanejo passa bem, mas permanece na UTI. “O procedimento ocorreu tudo com o esperado, o paciente está hemodinamicamente estável e permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva por 48 horas, como procedimento normal pós-cirúrgico”, dizia a nota do centro médico. O artista, segundo sua assessoria de imprensa, fazia exames de rotina quando a alteração no coração foi constatada. Vale lembrar que o veterano, de 74 anos, formava dupla com José Rico, de 68, que faleceu em março deste ano em decorrência de uma parada cardíaca.

Comente agora
16
Jun
Secretário espera que em 45 dias Hospital da Criança em Feira já realize cirurgias cardíacas
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 08:13h

O secretário de saúde do governo da Bahia, Fábio Vilas-Boas, espera que dentro de 45 dias (aproximadamente até o final de julho) o Hospital da Criança de Feira de Santana já realize sua primeira cirurgia cardíaca. A promessa foi feita durante a cerimônia de inauguração da primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia, no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, na manhã desta terça-feira (16), com a presença do governador Rui Costa. A mudança acontecerá, pois, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade infantil - responsável pela administração do Hospital Martagão Gesteira - também vai assumir a gestão do hospital feirense. "O Hospital da Criança vai agora executar o seu contrato como havia sido desenhado originalmente. Ele é um hospital de 280 leitos, que vinha operando com 150 leitos e não estava fazendo cirurgias cardíacas nem de coluna. A partir de agora vamos expandir e ampliar para ocupar todos os 280 leitos e implantar a cirurgia cardíaca. Nossa previsão é que dentro de 45 dias a primeira cirurgia já será realizada no Hospital", prometeu o gestor estadual. Entretanto, para a expansão completa do hospital feirense, Vilas-Boas espera fazer a licitação definitiva da empresa gestora. "Por enquanto, estamos nesse período de seis meses com um contrato emergencial com o Martagão. Após a licitação definitiva, vamos expandir para completar as cirurgias e leitos", finalizou.

Comente agora
16
Jun
EUA ordena retirada de alimentos com gordura trans do mercado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:45h

O governo dos Estados Unidos ordenou nesta terça-feira (16) que o uso de gordura trans nos alimentos não é seguro e que os produtos que possuam esse componente em sua composição sejam retirados do mercado em um prazo de três anos. A decisão foi da Administração de Remédios e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) do país. “Os óleos vegetais parcialmente hidrogenados, principal fonte de gordura trans nos alimentos processados, não são geralmente considerados seguros para serem utilizados na alimentação humana”, indicou a FDA em comunicado. Diversas provas científicas já mostraram que o consumo de gordura trans eleva o nível do chamado colesterol ruim, assinalou a entidade.

Comente agora
16
Jun
Olacyr de Moraes morre aos 84 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:37h

O empresário Olacyr de Moraes morreu aos 84 anos na madrugada desta terça-feira (16) em São Paulo. Segundo o site do empresário, ele lutava contra um câncer de pâncreas descoberto no início de 2014. Ele ficou conhecido como 'O Rei da Soja' porque se tornou o maior produtor mundial do grão no mundo. "Durante sua carreira chegou a ter mais de 40 empresas nos setores de construção civil, agrícola e exploração de minérios", diz o site do empresário. Atualmente, ele era dono de importantes jazidas de minérios raros na Bahia, Piauí e São Paulo. "Olacyr de Moraes foi um dos maiores empreendedores do Brasil, desbravador e visionário, apostou no potencial agrícola do centro-oeste brasileiro investindo na pesquisa e produção de grãos e algodão em uma época em que poucos acreditavam que o solo dessa região fosse receptivo a essas culturas", diz o site.

Veja frases famosas do empresário:
"Quando comecei a trabalhar, tinha muito capital para investir: minha cabeça, meus braços e minha vontade de trabalhar."

Comente agora
16
Jun
Decreto aumenta ganhos do médico e regulador da assistência em saúde em 15,5%
Postado por: Samile Macedo / 04:16h

O governador Rui Costa assinou, na tarde desta segunda-feira (15), o Decreto 12.822, que regulamenta a carreira de médico e regulador da assistência em saúde. Elaborado pelas secretarias da Saúde e da Administração em conjunto com entidades médicas do estado, o decreto aumenta os ganhos financeiros da categoria com percentuais a partir de 15,5%. A medida também estrutura as carreiras por meio de classes e níveis. Para obter as promoções e progressões na carreira, é necessário atender a alguns critérios. No caso da progressão, terá que alcançar nota mínima de 40 pontos, a partir da participação em atividades, programas ou projetos prioritários na área da saúde; apresentação de certificado ou diploma de conclusão de cursos de qualificação relacionados às atribuições do cargo; certificado de frequência em seminários e eventos de natureza técnica ou científica. Já para a promoção do servidor, o profissional terá que obter 50% da pontuação, atendendo a critérios como avaliação de desempenho individual e institucional certificado ou diploma de cursos de especialização; publicação de artigos ou outros trabalhos científicos e ter atuado, no mínimo, 36 meses no cargo. (Metro1)

Comente agora
16
Jun
Vacinação contra gripe é mantida em doze postos de saúde de Salvador
Postado por: Samile Macedo / 02:47h

Mesmo com o término da campanha de vacinação contra a gripe na última sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde continua a ofertar a dose contra a influenza em doze postos de Salvador. As unidades vão funcionar até sexta-feira (19), das 8h às 17h. No estado, até por volta das 16h48 de sexta-feira, foram imunizadas 2.047.557 pessoas, correspondendo a uma cobertura vacinal de 70,63%, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Com esse resultado, a Bahia não atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde até o fim da campanha, que era de vacinar 80% da população alvo. Apenas 168 municípios (40,28%) conseguiram atingir a meta. Na Bahia, o público alvo era de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas. Mais de 146 mil pessoas, entre crianças (6 meses a menores de 5 anos), gestantes, trabalhadores de saúde e idosos que ainda não foram vacinados na capital baiana devem comparecer a um dos doze postos listados abaixo:

  • 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau - Rua Jaime Sapolnick, s/n - Marback
  • UPA Hélio Machado - Rua da Cacimba, s/n - Itapuã
  • Multicentro Amaralina - Avenida Visconde de Itaboray, 113 - Amaralina
  • 5º Centro de Saúde Clementino Fraga - Avenida Centenário, s/n - Centenário
  • 16º Centro de Saúde Maria Imbassahy - Rua Marquês de Maricá, s/n - Pau Miúdo
Um comentário
15
Jun
Cigarro é responsável por quase 50% das mortes por 12 tipos de câncer
Postado por: Rodrigo Almeida / 16:50h

O cigarro foi responsável por quase metade das mortes por 12 tipos de câncer em 2011 nos Estados Unidos - revelou um estudo publicado nesta segunda-feira (15) pela revista JAMA Internal Medicine. Segundo a pesquisa, 48,5% das quase 346 mil mortes atribuídas a um dos 12 tipos de câncer entre adultos de ao menos 35 anos durante esse período foram fumantes de cigarro. Nesse grupo, a maioria das mortes relacionadas ao tabaco (74,9% ou 129.799) foram produto de câncer de pulmão, dos brônquios e da traqueia. Os tumores de laringe representaram 1,7% ou 2.856 casos. Cerca da metade das mortes por câncer da cavidade bucal, do esôfago e da bexiga também foram resultado do consumo de tabaco, concluíram os investigadores, entre eles Rebecca Siegel, da American Cancer Society em Atlanta, uma das principais autoras da pesquisa. "Fumar cigarro continua sendo a causa de um grande número de mortes por câncer apesar dos 50 anos da luta anti-tabagista", ressalta o estudo. Mais de 20 milhões de norte-americanos morreram prematuramente por causa do cigarro nos últimos 50 anos, segundo o último informe do ministério da Saúde dos Estados Unidos publicado este ano. Apesar dos espetaculares avanços registrados - 18% da população norte-americana ainda fuma na atualidade, contra 42% em 1964 - 443.000 americanos morrem todos os anos vítimas de doenças relacionadas ao tabagismo.(G1)

Comente agora
15
Jun
SAJ: SAMU alerta população contra trotes e revela planejamentos para o São João
Postado por: Samile Macedo / 13:58h

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem buscado trabalhar da melhor maneira possível a fim de assegurar e salvar vidas, porém um fator que atrapalha tal iniciativa são os ‘trotes’, ou chamados falsos. O problema tem causado problemas ao SAMU, Corpo de Bombeiros e principalmente a população. Foi feito um levantamento das ligações recebidas entre os meses de Janeiro a Abril de 2014 e segundo o coordenador de enfermagem da unidade, Moacir Figueredo, no período foram recebidos 20.448 chamados no total, dentre os quais, 37,7% foram trotes, ou seja, uma média de 7.643 ligações, sendo que existem os trotes que se identifica de imediato por meio das técnicas que recebem os telefonemas e os que não se consegue perceber e é feito o deslocamento de ambulâncias para o local, situação que contribui para os prejuízos, pois se alguém tiver precisando dos serviços, acaba não recebendo o atendimento com a devida urgência. “Atualmente nossa central é informatizada, portanto o problema foi amenizado e agora conseguimos identificar os trotes antes de acionar as ambulâncias. De Janeiro a Abril de 2015, a situação melhorou, pois foram 18.666 ligações dentre as quais, 14,3% foram trotes (cerca de 2.620 chamados). O número ainda é alto, mas procuramos sempre conscientizar a população de Santo Antônio de Jesus e região, a nos ajudarem nesse sentido uma vez que atendemos 32 municípios (cerca de 800.000 pessoas no total) com duas unidades avançadas, uma em Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. Precisamos evitar ao máximo os trotes, para isso estamos alertando a população quanto a esse problema por meio de campanhas e planejamentos de atividades nas escolas”, relatou Moacir à Rádio Andaiá FM nesta segunda-feira (15). Em situações de intoxicação, queimaduras graves, tentativa de afogamento ou afogamento, ocorrências de maus tratos, violências e principalmente acidentes o cidadão (ã) poderá entrar em contato com o 192.

Planejamentos para o evento do São João – De acordo Figueredo, haverá um posto do SAMU a fim de atender as pessoas no circuito da festa e o órgão contará com equipes da Secretaria de Saúde e um suporte de retaguarda, pois a ambulância não ficará no circuito, mas terá um número reservado e os servidores do SAMU ficarão aguardando uma possível ligação de dentro do circuito estando prontos para atender as outras demandas, 24 horas no plantão. Adenilson Alves, coordenador-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, orientou os condutores a terem bastante cuidado nas estradas, abrir caminho para o serviço de emergência ao ouvir o tocar da sirene, principalmente no período movimentado das festas, fazendo tudo com a devida responsabilidade. Caso seja necessária alguma transferência, a ambulância estabilizará a vítima, levando para o Hospital Regional e após isso outra ambulância que presta serviços à Central de Regulação do Estado será utilizada para transferir a pessoa para a capital baiana ou outra unidade hospitalar.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
15
Jun
BA tem quase 40 mil casos de dengue; cinco morreram
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:42h

Quase 40 mil casos de dengue foram registrados na Bahia entre janeiro e 9 de junho deste ano, informam dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desta segunda-feira (15). No período, foram 37.984 casos de dengue notificados, sendo 11 foram considerados graves, 147% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 15.333 casos. Desde o início do ano, cinco pessoas morreram em consequência da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os óbitos foram registrados em Salvador (2), Feira de Santana (1), Mairi (1) e Candeias (1). Dos 417 municípios baianos, 356 (85,4%) tiveram notificações da doença através dos sistemas de informação da Vigilância Epidemiológica. De acordo com a Sesab, 10 municípios concentram 53,6% dos casos. São eles Itabuna (5.597), Ilhéus (5.085), Salvador (2.075), Jequié (1.923), Feira de Santana (1.392), Simões Filho (1.101), Luis Eduardo Magalhães (922), Araci (778), Ibicaraí (751) e Barra (744). Segundo a Sesab, no Sistema de Informação Computadorizado de Urgência e Emergência da Central de Regulação do Estado da Bahia (SUREM), foram registrados 69 solicitações de leitos para pacientes com dengue distribuídos por 19 municípios.

Comente agora
15
Jun
SUS disponibiliza remédios mais eficazes para hepatite C
Postado por: Rodrigo Almeida / 13:40h

Três novos medicamentos para hepatite C serão oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até o final do ano, na previsão do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, os remédios - daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir - aumentam as chances de cura e reduzem o tempo de tratamento. A adoção dos medicamentos foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. O novo tratamento tem taxa de cura de 90%, enquanto o usado atualmente tem eficácia de cura que varia entre 50% e 70%. Outra vantagem do tratamento, segundo o ministério, é a duração de 12 semanas, contra as 48 semanas da terapia atual. Os novos remédios provocam menos desconforto aos pacientes, já que todo o tratamento é por via oral. Conforme o Ministério da Saúde, os medicamentos serão adquiridos de maneira centralizada pela pasta para distribuição aos estados. Segundo o ministério, os remédios poderão ser indicados tanto para pacientes que acabaram de receber o diagnóstico de hepatite C quanto para aqueles que já completaram o tratamento atual, mas que não se curaram. No primeiro ano de uso dos medicamentos, será adquirido o suficiente para o atendimento de 15 mil pacientes. A estimativa do ministério é que a compra seja num valor de R$ 500 milhões.(A Tarde)

Comente agora
15
Jun
Coronavírus Mers mata 16 pessoas na Coreia do Sul
Postado por: Samile Macedo / 12:50h

O governo da Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira (15) mais uma morte e cinco novos casos de infecções pelo coronavírus Mers, em uma epidemia que já provocou 16 óbitos e deixou o país em alerta, com 5.200 pessoas em quarentena. A mais recente vítima fatal é um homem de 58 anos, que sofria de diabetes, informou o ministério da Saúde, que contabiliza 150 infectados, 17 deles em condição instável. A Coreia do Sul é o segundo país mais afetado pela epidemia, atrás apenas da Arábia Saudita, onde o primeiro sul-coreano contraiu a doença em maio. O homem de 68 anos propagou a doença depois de visita quatro centros médicos, nos quais pacientes e profissionais da área da saúde foram infectados, o que gerou forte críticas às autoridades. Segundo uma equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visitou Seul, o foco representa um desafio "complexo" e mais casos devem ser registrados. O coronavírus Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), contra o qual não existe tratamento nem vacina, apresenta uma taxa de mortalidade de quase 35%, segundo a OMS. 

Reunião de emergênciaA Organização Mundial da Saúde (OMS) disse neste fim de semana que vai fazer uma reunião de emergência na terça-feira (16) para avaliar o surto, descrito pela entidade como "grande e complexo". 

Comente agora
15
Jun
Cantor sertanejo Milionário é internado em hospital de Rio Preto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:21h

O cantor Milionário passou na manhã desta segunda-feira (15) por um procedimento no Hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto (SP). Ele estava na região para um show, quando teria passado mal. No escritório do cantor, a informação é de que ele estaria passando por exames de rotina. Já no hospital, a informação é que ele está passando por um procedimento com o cirurgião cardíaco João Carlos Ferreira Leal. O empresário do cantor não foi encontrado para falar sobre o assunto. Milionário fez parte da dupla com José Rico, que morreu depois de uma parada cardíaca, em março deste ano.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com