As comentadas


Bom dia , Quinta-feira, 02/07/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

30
Mar
Anvisa suspende venda e uso de lote de anticoncepcional
Postado por: Anacley Souza / 19:24h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, e comercialização do lote 90602 (com validade até junho de 2015), do medicamento Harmonet®, 0,075 mg de gestodeno e 0,02 mg de etinilestradiol, 21 drágeas, fabricado em novembro de 2013 pelo laboratório Pfizer Ireland Pharmaceuticals. A suspensão foi publicada nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da União, De acordo com o texto, a própria empresa enviou à Anvisa comunicado de recolhimento voluntário do lote depois de ter recebido duas reclamações sobre incorreção no corte da cartela onde ficam armazenados os comprimidos. A Pfizer Ireland Pharmaceuticals informou que a decisão de fazer o recolhimento voluntário do lote foi tomada ao detectar que, em duas unidades do produto, a cartela que normalmente acondiciona 21 drágeas continha apenas 16. "O fato, investigado após a companhia ser contatada por duas consumidoras que detectaram a quantidade menor de drágeas, ocorreu em função de um corte incorreto do blister [embalagem] que acondiciona o produto", explicou o fabricante, por meio de nota. Ainda segundo a Pfizer, ações corretivas já foram adotadas. Em caso de dúvida, o consumidor pode entrar em contato com a empresa por meio do telefone 0800 160 625.

Comente agora
30
Mar
Gusttavo Lima segue sem previsão de alta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:59h

O cantor Gusttavo Lima segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, por causa de complicações intestinais após um show na capital. O cantor foi internado na madrugada de sábado (28) e não tem previsão de alta, informou a assessoria de imprensa do Albert Einstein nesta segunda-feira (30). Segundo o hospital, não houve alterações no quadro de saúde do cantor divulgado em boletim médico neste domingo (29). "O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o Sr. Nivaldo Batista Lima (o cantor Gusttavo Lima) deu entrada na Unidade Morumbi, ontem [sábado] (28/03/2015) às 4h45 em decorrência de dor abdominal, náusea e vômito. O paciente segue internado em apartamento comum sem previsão de alta", diz a nota. (G1)

Comente agora
30
Mar
Psicóloga esclarece dúvidas sobre depressão e fala do problema com o copiloto francês acusado de derrubar avião; ouça a entrevista:
Postado por: Letícia Oliveira / 16:52h

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. O tratamento da depressão é essencialmente medicamentoso. Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações não são como drogas, que deixam a pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples e, de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente. Para falar mais sobre a doença, que afetava o copiloto do avião que caiu na França, a psicóloga Luciana Nery, em entrevista a Rádio Recôncavo FM, respondeu a algumas questões relacionadas ao assunto.

Ouça o áudio abaixo:

Áudios

1 - luciana.mp3
Comente agora
30
Mar
Nutricionista alerta para os cuidados com consumo de chocolate na Páscoa
Postado por: Samile Macêdo / 16:50h

Com a proximidade da Páscoa, o consumo e a oferta de chocolate aumentam consideravelmente. São ovos, barras e outras variedades de guloseimas que devem ser apreciados com moderação, caso contrário podem oferecer danos à saúde. A professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio da Bahia, Ana Lúcia Guimarães, explica que o consumo de chocolate não deve ultrapassar 30 gramas por dia, em função dos altos teores de açúcar e gordura. No caso de crianças, a nutricionista faz um alerta aos pais: “O consumo de chocolate por bebês de dois anos ou menos não deve ser cogitado”. O consumo excessivo de chocolate pode causar problemas como obesidade, enxaquecas e diarreia. Por outro lado, alguns especialistas apontam que, se ingerido em pequenas quantidades, pode fazer bem ao coração. Cada tipo de chocolate possui propriedades diferentes. O chocolate branco, por exemplo, possui uma elevada quantidade de gordura em sua composição. Já os chocolates lights, em contrapartida, têm menos gordura e, consequentemente, menos calorias. Há também opções de chocolates à base de soja, para pessoas com intolerância à lactose ou glúten. 

Comente agora
30
Mar
Células do sistema imunológico facilitam dispersão do câncer de mama
Postado por: Samile Macêdo / 16:04h

Pesquisadores holandeses descobriram que certas células do sistema imunológico são persuadidas pelos tumores da mama para facilitar a propagação das células cancerígenas, publicou nesta segunda-feira a revista "Nature". O sistema imunológico luta contra as doenças, as infecções e inclusive contra o câncer, atuando como soldados que protegem de invasores, no entanto parece que o sistema também tem "traidores", explicaram os especialistas. Uma equipe do Instituto de Câncer da Holanda, liderado por Karin de Visser, descobriu que certos tumores da mama causam um "efeito dominó" de reações no sistema imunológico que facilitam a propagação das células cancerígenas. De acordo com o estudo, nos países ocidentais, uma de cada oito mulheres desenvolverá câncer de mama em algum momento da vida. Das mulheres que morrem por esta doença, a causa de 90% é que a enfermidade se disseminou a outras partes do corpo e ocasionou metástase. Por esta razão, os pesquisadores estão tentando entender como se produz o processo de metástases para assim tentar conter a causa principal de morte por esta doença. 

Comente agora
30
Mar
Anvisa concede registro a terceiro medicamento oral para hepatite C
Postado por: Samile Macêdo / 15:11h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu hoje (30) o registro do sofosbuvir, indicado para o tratamento da hepatite C crônica. Este é o terceiro medicamento aprovado para a doença desde o começo do ano. Segundo o Ministério da Saúde, juntos eles compõem um tratamento que oferece cura a cerca de 90% dos pacientes. O daclatasvir e o simeprevir são os outros dois remédios que compõem o trio registrado em 2015. Além de maior índice de cura, os remédios também diminuem o tempo de tratamento de um ano para três meses, reduzem o número de comprimidos e são do uso oral. A expectativa do Ministério da Saúde é que o novo tratamento beneficie 60 mil pessoas nos próximos dois anos. O registro dá apenas a permissão para a comercialização do produto no país. Para que ele seja distribuído pela rede pública, é necessário que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS avalie a viabilidade. A expectativa do Ministério da Saúde é que esta análise seja feita até o final deste ano. 

Comente agora
30
Mar
Álcool deixa homens mais sorridentes, o que pode ser causa de dependência, segundo estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 11:41h

Com o objetivo de avaliar o poder do sorriso em diferentes situações, uma equipe da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, recrutou 720 homens e mulheres classificados como bebedores sociais saudáveis com idade entre 21 e 28. Parte do grupo ingeriu vodka com suco de cranberry, enquanto a outra parte recebeu bebidas sem álcool. Segundo o site Terra, os cientistas observaram que as bebidas alcoólicas deixavam as pessoas mais sorridentes, principalmente nas mesas apenas com homens. Para eles, o resultado explica a maior propensão de homens ao consumo de álcool, quando comparados a mulheres, e que os consequentes sorrisos podem reforçar positivamente a necessidade de um consumo contínuo de bebidas alcoólicas, o que pode levar à dependência. (BN)

Comente agora
30
Mar
Reduzir açúcar de produtos não basta, alerta especialista
Postado por: Letícia Oliveira / 11:14h

Embora produtos industrializados estejam no centro da discussão sobre o consumo de açúcar, é importante ficar atento ao consumo "in natura", pois o excesso pode estar no cafezinho e no bolo feito em casa. Para a nutricionista e professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB) Raquel Botelho, a redução do açúcar não pode ser feita apenas a partir de pactos com a indústria, como o acordo sobre o sódio feito entre o Ministério da Saúde e fabricantes de alimentos e bebidas. "As pessoas precisam entender que, mesmo não consumindo alimentos industrializados, outros hábitos ainda trazem um consumo alto de açúcar, como o café adoçado", ressaltou. Raquel recomenda uma redução gradual do consumo de açúcar em receitas do dia a dia para não provocar impactos drásticos no paladar, como o uso de uma xícara e meia de açúcar em vez de três em uma receita de bolo, por exemplo. "Normalmente, para adoçar uma xícara de café de 50ml, as pessoas usam uma ou duas colheres de chá, com cinco gramas de açúcar cada. Se a pessoa toma cinco cafés durante o dia usando essa quantidade, já chega aos 50g recomendados pela Organização Mundial de Saúde", alertou Raquel. A nutricionista defende "uma mudança gradual nos hábitos da população", sobretudo a partir da informação, como o registro em embalagens da quantidade de açúcar que existe em cada produto a fim de facilitar o controle.

Comente agora
30
Mar
Hospital de Salvador é o único do estado que participa de projeto de incentivo ao parto normal
Postado por: Letícia Oliveira / 07:19h

Foi anunciado na última sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e o Hospital Israelita Albert Einstein, a lista das 28 maternidades selecionados para participar do projeto de incentivo ao parto adequado. Com a assinatura da parceria, todos os hospitais selecionados terão 18 meses para se adequar às diretrizes do projeto. Na Bahia, apenas o Hospital Teresa de Lisieux, que fica na avenida ACM, em Salvador, está participando do projeto que tem o objetivo de reduzir o número de cesáreas no país, que ultrapassa a marca de 80% na rede privada. O programa prevê três modelos de atendimento à grávida em trabalho de parto: 1) pela equipe de plantonistas da maternidade; 2) por enfermeiras obstetras e acompanhante; 3) por uma equipe de médicos que fizeram seu pré-natal. Segundo a reportagem feita pelo ‘Estadão’, a partir desse projeto será usado a mão-de-obra dos hospitais, que poderão precisar contratar plantonistas e outros profissionais para as grávidas. Além do Teresa de Lisieux, mais 27 hospitais pelo Brasil foram escolhidos. (Correio)

Comente agora
29
Mar
8 remédios que parecem inofensivos mas que podem fazer mal
Postado por: Anacley Souza / 23:33h

"O uso exagerado de qualquer medicamento pode levar a riscos", afirma Amouni Mourad. A cientista é assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Em entrevista a Exame.com, ela falou sobre alguns remédios que, embora sejam benéficos quando usados corretamente, podem fazer mal ao paciente em determinadas circunstâncias. 

Antibióticos: "O grande problema no uso de antibióticos é a utilização não só na dose correta como no período correto", afirma Amouni. Quando isso não acontece, o antibiótico mata apenas as bactérias mais fracas. As mais resistentes sobrevivem e proliferam. O resultado é que o tratamento da infecção passa a exigir remédios mais caros, mais tóxicos e que precisam ser tomados por mais tempo. 

Paracetamol: Tomar paracetamol diariamente por vários anos pode ter consequências ruins para a saúde. Pelo menos, é o que aponta um estudo da universidade inglesa de Leeds. De acordo com o trabalho, a ingestão exagerada do medicamento pode causar problemas cardíacos, renais e intestinais. O medicamento é um dos analgésicos mais usados no tratamento de dores e febre.

Antigripais: Quem toma remédios por conta de hipertensão deve ter atenção na hora de comprar medicamentos contra gripe. De acordo com Amouni, a presença de anti-inflamatórios não esteroidais na composição de antigripais pode diminuir a ação dos anti-hipertensivos.

Anticoncepcionais: 

Comente agora
29
Mar
Harrison Ford tem alta do hospital após acidente de avião
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 22:58h

Harrison Ford recebeu alta do hospital neste fim de semana, após acidente em que bateu seu avião da Segunda Guerra Mundial contra uma árvore em um campo de golfe na Califórnia no dia 5 de março. O ator de 72 anos teve uma grande laceração no couro cabeludo, quebrou os ossos da pélvis e fraturou o tornozelo, segundo a emissora de TV, KTLA. Já em casa, Ford fará terapia para cuidar da pélvis supostamente danificada: “o tratamento consistirá em exercícios de estabilização e treinamento de marcha para estimular os movimentos”, disse o Dr. Beny Charchian ao site da revista People. Uma fonte afirmou à revista que Ford foi flagrado dirigindo em Los Angeles, no último sábado (28). Ele estava internado em hospital da cidade.

  1. Harrison sofreu acidente de avião / The Grosby Group
Comente agora
29
Mar
Ex-jogador do Vitória morre em Salvador após luta contra câncer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:56h

Morreu na manhã deste domingo (29) no Hospital Aristides Maltez, em Salvador, o ex-jogador do Esporte Clube Vitória (ECV)  Edvaldo Teles, de 48 anos. Conhecido como Edvado PT, o ex-atacante estava lutando contra um câncer no fígado. Revelado pelo rubro-negro, Edvaldo defendeu o time nos anos de 87 e 88 e também jogou no Fluminense, Porto, de Portugal, Olympiakos, da Grécia, entre outros clubes, e em 2014 iniciou a carreira de treinador comandando o Leônico. Em nota, a diretoria e conselheiros do time lamentaram a morte do ex-jogador. "É com bastante pesar que recebi a notícia do falecimento de Edvaldo, um profissional que honrou a camisa do nosso glorioso Vitória. À família enlutada, os sentimentos de toda nação rubro-negra", comentou o presidente em exercício do EC Vitória, Silvoney Sales de Almeida. O corpo de Edvaldo será sepultado nesta segunda-feira (30) no cemitério Campo Santo. (Ibahia)

Comente agora
29
Mar
Projeto busca incentivar realização de parto normal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:42h

Com 84% de taxa de cesárea na rede privada e 40% no sistema público, representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde (ANS) e do Hospital Israelita Albert Einstein se reuniram ontem, no Rio, para divulgar hospitais selecionados a participar de uma nova tentativa de aumentar a realização de partos normais no país. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), dos EUA, será implementada em hospitais privados e públicos, na forma de projeto-piloto, denominado Parto Adequado. O objetivo é testar estratégias, como a capacitação de mais profissionais para a prática do parto normal e o aumento do número de ambientes para garantir a segurança das gestantes. Foram selecionados 23 hospitais privados — entre eles a Casa de Saúde São José, no Humaitá, e a Perinatal da Barra, ambas no Rio —, e cinco maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando 28 instituições. A ANS recebeu, no total, 42 inscrições de instituições privadas. Os critérios de escolha para os hospitais públicos foram os que tinham a realização de mais de mil partos por ano e um percentual de cesarianas acima de 60%, modelo mais parecido com o da rede privada.

Comente agora
29
Mar
12 alimentos afrodisíacos para apimentar o sexo
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 18:44h

CHOCOLATE: O cacau, principal componente do chocolate, possui endorfina e feniletilanina, substâncias naturais que estimulam a sensação de prazer. Uma boa dica é optar pelo chocolate amargo ou meio-amargo. Confira abaixo mais alimentos afrodisíacos para apimentar o sexo:

  1. MORANGO: Graças à vitamina C, potássio e zinco, os morangos podem efetivamente aumentar o impulso sexual. Uma boa dica é degustar um morango coberto de chocolate com seu parceiro ou sua parceira. Com certeza sua libido vai aumentar!
  2. PIMENTA: A pimenta vermelha, cuja cor e formato remetem à paixão, pode desencadear reações no corpo semelhante às produzidas durante o sexo: acelera os batimentos cardíacos, esquenta o corpo e melhora a circulação sanguínea, além de promover sensação de bem-estar. Uma boa dica é usar o quitute em algum molho.
  3. CAFÉ: Além de ser uma delícia, uma dose de café após o jantar ainda pode aumentar a sua libido. Uma boa dica é adoçar a bebida com mel, que colabora com a liberação de serotonina.
  4. VINHO: 
Comente agora
29
Mar
Infecção urinária é causa de internação de 95 pessoas por dia em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:21h

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que, em média, 95 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos do estado em decorrência de infecções urinárias. Segundo os dados, em 2014 foram registradas 34.343 internações por causa da doença. Os números da secretaria destacam que 66,6% das pessoas com infecção são do sexo feminino. “As mulheres são mais suscetíveis por questões anatômicas, principalmente. Tem uma uretra mais curta, fica mais próxima ao ânus, uma área bastante contaminada por bactérias. Além disso, algumas mulheres têm o costume de segurar para ir ao banheiro e, com isso, deixam de lavar o sistema urinário, já que ao urinar limpamos o canal de bactérias”, explica o urologista Cláudio Murta, coordenador do Hospital do Homem do Estado de São Paulo. Nos homens, principalmente nos mais idosos, o crescimento da próstata pode obstruir o canal urinário e facilitar a infecção. “A próstata não deixa que toda a urina saia da bexiga. Os resíduos que permanecem no corpo favorecem a infecção”, destaca o médico. 

Comente agora
29
Mar
Lembranças apagam do cérebro memórias semelhantes
Postado por: Letícia Oliveira / 14:08h

Uma lembrança específica pode nos fazer esquecer outra parecida - e neurocientistas conseguiram observar este processo usando imagens computadorizadas do cérebro. Dentro do cérebro dos seres humanos eles localizaram as marcas únicas de duas memórias visuais desencadeadas pela mesma palavra. Em seguida, observaram como lembrar de uma das imagens repetidamente fez a outra memória desaparecer. O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience. Os resultados sugerem que nossos cérebros apagam ativamente memórias que podem nos distrair de uma tarefa específica. "As pessoas estão acostumadas a pensar o esquecimento como algo passivo", disse a principal autora do estudo, Maria Wimber, da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha. "Nossa pesquisa mostra que as pessoas se esforçam mais do que percebem para moldar o que lembram de suas vidas."

Comente agora
29
Mar
Pesquisadores testam o uso de vespas no combate do amarelão
Postado por: Letícia Oliveira / 11:16h

Vespas criadas em laboratório irão combater o amarelão, também conhecido por greening, um grande inimigo da citricultura. A doença causou a erradicação de quase 40 milhões de pés de laranja em São Paulo, maior produtor do país. o laboratório foi inaugurado essa semana. As manchas indicam que o mosquito do amarelão passou pelo pomar. O inseto, chamado psilídeo, transmite a bactéria que afeta o desenvolvimento dos pomares de laranja e limão. Mas o inseto tem um predador natural. São vespas minúsculas, conhecidas como tamaríxeas, que não passam de um milímetro e precisam se alimentar dos filhotes de psilídeos para se reproduzir. O laboratório do Fundo de Defesa da Citricultura, em Araraquara, na região central de São Paulo, começou a produzir as vespinhas em larga escala. Os pesquisadores cultivam plantas em estufas, onde os psilídeos depositam os ovos. Quando as vespinhas adultas são introduzidas no ambiente, elas depositam os ovos bem nos filhotes de psilídeos. As larvas que nascem alimentam-se deles, o que evita a reprodução do inseto que transmite o amarelão. O novo laboratório tem capacidade para produzir até 100 mil vespinhas por mês. “Uma única tamaríxia consegue controlar no campo até 600 psilídeos”, diz o agrônomo Marcelo de Miranda.

Comente agora
29
Mar
Google e Johnson & Johnson se unem para criar robôs para auxiliar cirurgias
Postado por: Letícia Oliveira / 10:47h

As empresas Google e Johnson & Johnson vai criar robôs para realização de procedimentos cirúrgicos. As empresas pretendem desenvolver robôs assistentes, para ajudar os médicos nas salas de cirurgia. De acordo com o site Business Insider, a Johnson & Johnson já trabalha com equipamentos médicos. Na parceria, o Google terá a função de explorar novos caminhos de hardware e software para desenvolver o aparelho. A expectativa é que o Google desenvolva melhores dispositivos de imagem e outras ferramentas para melhorar os procedimentos cirúrgicos. Não foi divulgado nenhum valor de investimento por parte das empresas.

Comente agora
29
Mar
Gusttavo Lima é internado em SP com problemas intestinais
Postado por: Anacley Souza / 00:05h

Sertanejo Gusttavo Lima foi internado neste sábado (28) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com complicações intestinais. Segundo comunicado oficial publicado no Instagram do cantor, ele está sendo submetido a exames detalhados devido a problema gastrointestinal. O hospital ainda não liberou boletim médico sobre o tratamento do cantor nem informou sobre previsão de alta. Por conta do atual quadro do artista e recomendações médicas, o show marcado para este sábado, em Juazeiro, no Ceará, foi cancelado. De acordo com a assessoria de imprensa, Gusttavo teve um mal-estar na última sexta (27) durante apresentação no Centro de Tradições Nordestinas, na capital paulista.

Veja o comunicado na íntegra: "O cantor Gusttavo Lima encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein para exames detalhados, por conta de tratamento gastrointestinal. Em virtude deste quadro e seguindo ordens médicas, o show marcado para hj (28/3), em Juazeiro (CE), foi cancelado. Gusttavo Lima já está em recuperação e deve voltar em breve aos palcos. Certos de contarmos com a compreensão dos fãs, jornalistas e radialistas da cidade, informaremos em breve nova data para a apresentação".

Comente agora
28
Mar
Veja 6 alimentos que devemos evitar antes do sexo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:37h

Você sabia que existem alimentos que devemos evitar para que a performance no sexo não fique comprometida? Ao menos é o que indica um artigo publicado recentemente no jornal britânico Daily Mail, que revelou quais alimentos que são capazes de afetar o nosso corpo de uma forma negativa no quarto.

Existem alimentos que devemos evitar?

Segundo especialistas, comer alguns tipos de alimentos pode afetar o nosso desejo sexual tanto de uma maneira positiva como negativa. É por isso que, geralmente, vemos a indicação de vários deles como afrodisíacos, ou seja, que exercem influência no desejo sexual. O jornal britânico, todavia, afirma que além desses alimentos, há os antiafrodisíacos, que também têm um papel importante na cama – só que negativo e desagradável. A especialista Elouise Bauskis explica que, por mais que alguns alimentos sejam ótimos para a saúde e que devamos consumi-los regularmente, é possível que eles apresentem reações adversas, não desejadas entre os lençóis. Descubra mais sobre eles a seguir. 

Alimentos que devemos evitar antes do sexo

1. Alcaçuz 

Comente agora
28
Mar
Empresa americana cria óculos que permite à daltônicos enxergarem todas as cores
Postado por: Letícia Oliveira / 16:50h

Pensando nas pessoas que são privadas diariamente da sensação de ver todas as cores, por conta da deficiência na visão, uma empresa de tintas criou um óculos capaz de fazer com que daltônicos vejam todas as cores.A empresa americana Valspar, uma das gigantes do setor de tintas, confeccionou o objeto em parceria com a EnChroma. O óculos desempenha a função de separar as cores e derivações do vermelho e do verde, que geralmente são percebidas como iguais pelos daltônicos, corrigindo a visão deficiente. Com o mecanismo, os portadores da doença conseguem enxergar um espectro maior de cores. Como parte da ação, a Valspar filmou um mini documentário para captar as reações das pessoas que enxergaram pela primeira vez, por exemplo, o pôr do sol com todas suas tonalidades. (BN)

Comente agora
28
Mar
Cientistas afirmam: paixão mexe com o cérebro assim como a cocaína e heroína
Postado por: Letícia Oliveira / 15:06h
Destruindo a fantasia das maiores sonhadoras, ciêntistas garantem que o que faz uma pessoa se apaixonar por uma pessoa se apaixonar por outra é uma mistura de fatores biológicos e sociais - testados e comprovados por estudos, no mínimo, diferentes. Para provar que opostos se atraem, pesquisadores suíços descobriram a capacidade humana de "farejar" diferenças genéticas até no suor. As voluntárias relatavam que o cheiro dos homens com o sistema imunológico mais diferente era mais agradável: inconsientemente, quando buscamos parceiros com tais características, estamos fazendo com que nossos filhos tenham uma variedade imunológica e, desta forma, sejam mais resistentes a doenças. Outro estudo, do psicólogo americano Arthur Aron, também chama atenção. Segundo sua pesquisa, duas pessoas poderiam se apaixonar apenas respondendo, um para o outro, um questionário com 36 perguntas, algumas bem pessoais. Isso se deveria a rápida sensação de intimidade que está ligada a paixão.
Comente agora
28
Mar
Mulher morre de ebola na Libéria, no primeiro caso confirmado em um mês
Postado por: Letícia Oliveira / 14:50h

Uma mulher diagnosticada com ebola no último 20 de março, na Libéria, após um mês sem infecções no país, morreu nesta sexta-feira (27) - informaram neste sábado (28) autoridades, que notificaram dois outros casos suspeitos. "A última pessoa diagnosticada com ebola morreu ontem", disse o chefe da unidade de crise nacional contra a doença, Francis Karteh, segundo o qual "não há casos confirmados no país, apenas dois suspeitos". A fonte acrescentou que está monitorando 80 pessoas que possam ter estado em contato com a doente. A epidemia de Ebola na África Ocidental, a pior desde a identificação do vírus em 1976, surgiu em dezembro de 2013 no sul da Guiné e se espalhou para a Libéria e Serra Leoa. De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 22 de março, o Ebola já matou mais de 10.300 pessoas identificadas em 25.000 casos registrados, dos quais 99% estão nestes países. A própria OMS reconhece que há provavelmente mais casos. (France Presse)

Comente agora
28
Mar
Quando a pílula anticoncepcional é a pior escolha
Postado por: Letícia Oliveira / 13:48h
Na tarde de uma quinta-feira de fevereiro, a funcionária pública Daniele Medeiros Alvarenga cortava rabiolas para enfeitar o telhado da casa, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Era seu aniversário de 33 anos. Daniele estava feliz. Pela primeira vez em três décadas, queria festejar duas vezes. No sábado, a reunião familiar seria na varanda. Assim que terminasse de preparar os enfeites coloridos naquela quinta-feira, Daniele transportaria uma caixa de cupcakes até o cenário da primeira comemoração: o Hospital Oeste D’Or, no Rio. Ela saíra de lá seis meses antes. “Como dizem os médicos, estou aqui por um milagre.” Por muito pouco, ela não se tornou mais uma vítima fatal do desrespeito às recomendações da Organização Mundial da Saúde, a OMS, para o uso seguro de pílula anticoncepcional. A pedagoga, que antes da licença-médica trabalhava como assessora na Câmara de Vereadores de Mangaratiba, jamais poderia ter tomado um contraceptivo hormonal. Sabia que era portadora de uma condição genética (conhecida como trombofilia) que aumenta em até 30 vezes o risco de formação de coágulos na corrente sanguínea de mulheres que usam hormônios. Os danos provocados por esse tipo de coágulo costumam variar entre graves e irreversíveis: trombose nas veias, embolia pulmonar, trombose nas artérias do cérebro, AVC, paralisia, morte.
Comente agora
28
Mar
Experimento garante que urina pode ajudar no combate à cravos e espinhas
Postado por: Letícia Oliveira / 11:10h

Um relato feito por uma repórter do jornal britânico 'Telegraph' mostra como ela usou a sua própria urina para deixar a sua pele mais macia e livre das espinhas. Segundo o artigo publicado, ela contou que molhava um cotonete no xixi e o pressionava contra cravos e espinhas todos os dias. A nova tendência de beleza no Reino Unido é clinicamente comprovado que faz bem para pele. Segundo estudos, o xixi carrega uma quantidade expressiva de ureia, que ajuda na esfoliação da pele seca além de manter a água da pele hidratada. Para que o tratamento seja realizado da melhor forma, algumas empresas de cosméticos criam uma versão sintética do xixi e e que pode ser feita em laboratório.

Comente agora
28
Mar
Estudo diz que mutações genéticas estão por trás das formas mais graves de gripe
Postado por: Letícia Oliveira / 10:43h
Enquanto muitos de nós nos recuperamos da influenza após uma semana, esta pode ser uma doença muito grave, e até mesmo fatal em alguns casos, sem qualquer razão para que os médicos esperem este resultado. Analisando o genoma de uma menina que contraiu uma forma severa de gripe com dois anos e meio de idade, pesquisadores do Laboratório de Genética Humana de Doenças Infecciosas, instituição franco-americana, descobriram que ela era portadora de uma mutação genética, desconhecida até agora, que causava uma disfunção sutil em seu sistema imunológico. O estudo mostra que as mutações genéticas podem ser a raiz de diversas formas da doença em crianças, e indica que mecanismos imunes ausentes na menina são necessários para a proteção contra este vírus em humanos. As conclusões da pesquisa foram publicadas na revista “Science”. Os principais fatores de risco conhecidos para formas graves de influenza são algumas comorbidades adquiridas, tais como a doença pulmonar crônica.
Comente agora
28
Mar
6 fatos sobre depressão que todo mundo precisa saber
Postado por: Letícia Oliveira / 07:25h
A depressão fez mais uma vítima nesta semana. De acordo com a polícia da Califórnia, tudo indica que o ator Robin Williams tenha se suicidado por asfixia, na última segunda-feira, aos 63 anos. O vencedor do Oscar por “Gênio Indomável” e artista consagrado por filmes como “Sociedade dos Poetas Mortos” e “Patch Adams - O Amor é Contagioso” lutava contra a depressão e o vício em cocaína e álcool. A notícia pegou o mundo inteiro de surpresa e levantou a importante questão que gira em torno dessa doença. Se não for tratada a tempo, ela pode ter um desfecho tão triste quanto o de Williams ou do humorista Fausto Fanti, que, no final de julho, também tirou a própria vida, possivelmente, em decorrência do sofrimento psíquico. Na opinião do médico Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, políticas públicas voltadas para esse problema e um tratamento da mídia sem tabus poderiam ajudar a evitar consequências graves. “Ao contrário do que se pensa, as pessoas não vão se matar se a mídia falar mais sobre o suicídio. O importante é a orientação sobre isso. Deve-se falar disso para prevenir”, afirma. Todos os anos, a ABP realiza uma caminhada no dia 10 de setembro para lembrar o “dia mundial da prevenção ao suicídio” e, nos locais em que acontece esse tipo de ação, segundo ele, a incidência tem parecido menor.
Comente agora
27
Mar
Servidores ativos da Sesab, SEC e SSP devem se recadastrar para não ficar sem salário
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:21h

Servidores públicos ativos ocupantes de cargos efetivos nas secretarias da Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP) têm até o dia 13 de abril para acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e efetivar o seu recadastramento. Após este prazo, aqueles que não efetivarem a atualização cadastral no prazo estabelecido deixarão de receber os seus vencimentos. A suspensão do pagamento será mantida até que o servidor regularize a sua situação. Devem se recadastrar servidores que estiverem em atividade nos órgãos contemplados nesta primeira fase do recadastramento, inclusive aqueles contratados como cargo comissionado ou em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e também os que estejam em situação de férias; licença médica, licença prêmio, licença maternidade e outras licenças; à disposição de órgãos dos três poderes (com ou sem ônus); em exercício de mandato eletivo; respondendo a processo administrativo; em readaptação funcional, além de residentes; estagiários e menores aprendizes.

Comente agora
27
Mar
Planserv vai credenciar serviço de 'home care' em 20 municípios
Postado por: Anacley Souza / 21:56h

O Planserv (Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais) está com edital de credenciamento aberto para empresas prestadoras de serviço de atendimento médico-domiciliar (home care). O edital oferece a possibilidade de credenciamento em 20 municípios das principais macrorregiões da Bahia. O atendimento domiciliar é o termo genérico para ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio. A contratação é destinada a estabelecimentos que disponibilizam todos os serviços previstos em atenção domiciliar, a exemplo de internamento de alta, média e baixa complexidade e gerenciamento. O edital determina os critérios para o credenciamento das empresas, fixando o âmbito geográfico, a composição do valor referencial, o prazo de vigência e os limites orçamentários respectivos para a prestação do serviço. “Anualmente, o Planserv dispõe de dotação orçamentária de mais de R$ 24 milhões para a contratação deste tipo de atendimento, que dá importante suporte na assistência à saúde do servidor público do Estado”, informa a coordenadora-geral do Planserv, Cristina Cardoso. Os municípios alvo do edital integram seis macrorregiões - Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz, na macrorregião leste;

Comente agora
27
Mar
Uso de transporte público em horário de pico pode aumentar níveis de estresse
Postado por: Anacley Souza / 20:39h

Poucos sabem, mas frequentar transporte público no horário de pico pode causar estresse. Rafael Munerato, cardiologista e diretor médico do Lavoisier, explica que a situação nada mais é que uma resposta fisiológica às circunstâncias. "No estresse, nosso corpo libera homônios que aumentam a glicose, a pressão arterial, a frequência cardíaca. O problema é que ativamos esse estresse muitas vezes ao dia, inclusive quando usamos transportes públicos", conta o profissional, recordando que não é por acaso que os trens e metrôs têm serviço de socorro para quem está passando mal. Rafael ressalta que o estresse aumenta os riscos de infarto e derrame, diminui a produtividade no trabalho e acarreta em depressão. Além disso, gera a perda de inteligência emocional, ocasionando brigas dentro do próprio transporte público ou na chegada do trabalho com o cliente ou com os próprios colegas de trabalho. No caso das empresas, o especialista sugere uma avaliação com seus colaboradores sobre qual o impacto que o caos nos meios de transporte está trazendo para seus funcionários. "As empresas também podem fazer um esquema de horários diferentes para evitar o momento do fluxo, organizar transporte coletivo para os funcionários e oferecer atividades que possam inibir esse estresse", completa.

Comente agora
27
Mar
Disfunção erétil pode ser tratada com algumas mudanças naturais no estilo de vida
Postado por: Anacley Souza / 19:08h

A disfunção erétil é a incapacidade de obter e manter uma ereção firme o suficiente para realizar uma relação sexual. A excitação sexual masculina que provoca a ereção é um processo complexo que envolve cérebro, nervos, vasos sanguíneos, músculos, hormônios e emoções. A disfunção erétil pode ser resultado de um problema com qualquer um desses fatores ou a combinação deles. De modo que estresse, preocupações e saúde mental podem causar ou agravar a disfunção erétil. Portanto, a disfunção erétil é uma importante causa de diminuição da qualidade de vida dos homens. Hábitos saudáveis como evitar o tabagismo, o etilismo (consumo de bebidas alcoólicas), o consumo de drogas, somado a prática regular de atividade física melhoram o desempenho e a capacidade aeróbica. Como a ereção é em parte decorrente de uma boa circulação vascular ao nível do pênis, o hábito de vida tem impacto direto na qualidade da ereção. Também é notória a redução do estresse causado pela atividade física. Uma variedade de causas pode contribuir para a disfunção erétil, mas é amplamente reconhecido que a doença cardiovascular tem um papel importante. Ela tanto pode ser a causa quanto o resultado. Dessa forma, homens com disfunção erétil precisam ser avaliados quanto ao risco de desenvolvimento de doença cardiovascular no futuro, e todas as alterações identificadas devem ser tratadas adequadamente. 

Peso e vida sexual: 

Comente agora
27
Mar
Paciente em coma induzido aguarda há 10 dias no HGE por vaga na regulação
Postado por: Letícia Oliveira / 17:39h

A regulação continua fazendo suas vítimas na saúde pública do Estado, problema recorrente em diversas gestões da Secretaria de Saúde. Desta vez, quem sofre é José Carlos Lima Santos, 52 anos, que está no HGE aguardando por regulação há dez dias, com quadro clínico delicado. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) não tem informação específica de quando o paciente será regulado. Segundo familiares do enfermo, em contato com a reportagem do Bocão News, a transferência de José Carlos está sendo buscada para o Hospital Ana Nery, mas a falta de leitos perdura por mais de uma semana e nada é resolvido. O paciente está em coma induzido, e sofre de complicações cardíacas.

Comente agora
27
Mar
Hemoba realiza 'sabadão solidário' para aumentar coleta de sangue
Postado por: Letícia Oliveira / 15:52h

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza, neste sábado (28), mais uma edição do programa "Sabadão Solidário" para a coleta sangue e assim abastecer os estoques do hemocentro. O programa será realizado no hemocentro coordenador, localizado na Avenida Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Em função da constante baixa nos estoques de sangue e hemocomponentes, a necessidade de sangue nos hospitais do estado é constante, pois as transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para vários pacientes. A unidade estará aberta das 7h30 às 18h, para atender a todos os candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea. No momento da apresentação, o voluntário deve apresentar documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) estar em boas condições de saúde e bem alimentado.

Comente agora
27
Mar
Para combater ebola, cidadãos de Serra Leoa ficarão em casa por 3 dias
Postado por: Letícia Oliveira / 15:17h

Os 6 milhões de habitantes de Serra Leoa receberam ordens para permanecer em casa por três dias a partir desta sexta-feira (27), num último esforço do país para se livrar do ebola. Como aconteceu durante uma operação semelhante no ano passado, milhares de grupos irão lembrar às pessoas como a doença se espalha e como preveni-la. Em regiões nas proximidades da capital e no norte, onde ainda existem surtos, os grupos também procurarão por casos de ebola. As ruas estavam praticamente vazias nesta manhã, com exceção das patrulhas policiais e soldados que também que coordenam postos de verificação para garantir que apenas pessoas com autorização, como integrantes de equipes de saúde e jornalistas, estejam nas ruas. O ebola infectou cerca de 12 mil pessoas em Serra Leoa, mais de em qualquer outro país, e recorreu a algumas das medidas mais extremas para conter a doença. Embora nas últimas semanas tenha havido uma redução acentuada de novas infecções, 33 novos casos foram confirmados na última semana em Serra Leoa, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ainda assim, o surto é mais preocupante na Guiné, onde a doença se espalha por causa de casos não revelados.

Comente agora
27
Mar
Ministério da Saúde anuncia 28 hospitais selecionados ao projeto Parto Adequado
Postado por: Letícia Oliveira / 14:42h

O Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Hospital Israelita Albert Einstein anunciaram hoje (27) as 28 instituições selecionadas para participar de projeto piloto de incentivo ao parto normal. Foram selecionados inicialmente 23 hospitais privados e cinco maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e denominada Parto Adequado, tem por objetivo incentivar o parto normal a partir de modelos inovadores de atenção ao parto, que possam reduzir a ocorrência de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar e no sistema único de saúde, melhorando a qualidade do atendimento e a segurança da mulher e do bebê. Entre as instituições privadas selecionadas, oito estão entre as 30 maiores em volume de partos do país e 11 entre as 100 maiores, o que, na avaliação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, demonstra o compromisso social com a melhoria da qualidade da atenção ao parto e nascimento. Esses hospitais possuem taxa de cesarianas de 88,7% – superior à identificada na saúde suplementar (84%) e na rede pública (40%). Já os estabelecimentos do SUS foram escolhidos por apresentarem percentual de cesarianas acima de 60% e por realizarem mais de mil partos por ano.

Comente agora
27
Mar
Justiça determina que governo da Bahia pague remédio de paciente com verba publicitária
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:32h

Uma sentença expedida pelo juiz Alexandre Lopes determinou que o estado da Bahia custeie o medicamento Azacitidina para uma paciente do município de Irecê, com verbas destinadas às ações publicitária do governo. De acordo com a promotora de Justiça Mirella Brito, o remédio é "imprescindível para o tratamento" da paciente, que está em acompanhamento oncohematológico desde maio de 2014, quando recebeu diagnóstico de síndrome mielosdisplasica. A promotora destaca ainda que a mulher não tem condições financeiras de comprar o medicamento. Em dezembro do ano passado, o promotor Saulo Murilo de Oliveira Mattos ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar para garantir o medicamento da paciente. A liminar determina que o Estado disponibilize o medicamento na dose de 75mg por m2 a cada 21 dias por seis ciclos. (BN)

Comente agora
27
Mar
Remédios deverão ter reajuste de 5% a 7,7%
Postado por: Samile Macêdo / 10:00h

Remédios com preços controlados pelo governo deverão ter um reajuste que varia entre 5% e 7,7%, de acordo com a categoria que pertencem. Os valores, que passam a valer a partir do 31, foram calculados com base nos fatores divulgados nesta quinta-feira, 26, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). As taxas oficiais deverão ser anunciadas pelo governo nos próximos dias, mas dificilmente deverão variar em relação aos valores calculados agora pela indústria. As regras valem para cerca de 20 mil itens do mercado farmacêutico, como antibióticos. Produtos com alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores pela CMED. Para esse grupo, o preço pode variar de acordo com a determinação do fabricante. A CMED determina três faixas de ajuste, de acordo com a concorrência enfrentada pelo produto no mercado. Quanto maior a concorrência, maior o porcentual permitido para reajuste. Pelos cálculos do setor, para remédios com esse perfil o reajuste permitido será de no máximo 7,7%. O nível intermediário, de remédios de classes terapêuticas consideradas de concorrência mediana, o aumento será de 6,35%. Para aqueles mais concentrados - formados por remédios que estão ainda protegidos por patentes, como os usados em tratamento de câncer - o porcentual máximo de aumento será de 5%. 

Comente agora
26
Mar
Remédios para conjuntivite, menopausa e colesterol terão genéricos
Postado por: Anacley Souza / 21:54h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de três novos genéricos cujas substâncias ainda não tem concorrentes no mercado. Um desses remédios é o Ezetimiba, indicado para o tratamento de hipercolesterolemia primária, hipercolesterolemia familiar homozigótica (HFHo) e sitosterolemia homozigótica (fitosterolemia). A substância ajuda a inibir a absorção intestinal do colesterol. Outro genérico inédito registrado é o Cloridrato de Olopatadina, usado como solução oftálmica estéril contendo olopatadina, um inibidor da liberação de histamina. O remédio é indicado para o tratamento da conjuntivite alérgica. A Didrogesterona é o terceiro medicamento liberado e é utilizada na Terapia de Reposição Hormonal (TRH) para tratar sinais da menopausa, como calor, falta de sono e dificuldades urinárias.

Comente agora
26
Mar
Estudo revela técnica para eliminar a dor: cruzar os dedos
Postado por: Anacley Souza / 19:44h

O simples ato de cruzar os dedos pode afetar a sensação de dor, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira no periódico Current Biology. De acordo com os pesquisadores, a sensação é influenciada pela maneira como as diferentes fontes da dor interagem entre si. Cientistas do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade Global de Londres utilizaram um experimento chamado "thermal grill illusion". Por meio deste teste, outros pesquisadores demonstraram no passado que, se uma pessoa receber simultaneamente um estímulo de temperatura quente nos dedos indicador e anular e fria no médio, o indivíduo terá percepção de ardor no dedo médio. Isso acontece porque a sensação de queimação que os dedos indicador e anular enviam ao cérebro bloqueia a atividade que normalmente seria desencadeada pelo estímulo frio no médio. No presente estudo, cientistas fizeram pequenas variações no teste ao mudar a disposição espacial entre os dedos, e tiveram resultados diferentes. Quando o dedo médio foi cruzado sobre o indicador, a sensação de ardor foi reduzida. Em outra variação do experimento, o frio foi aplicado sobre o dedo indicador e o calor sobre os outros dois. Neste caso, o ardor aumentou quando os dedos médio e indicador foram cruzados. Para os pesquisadores, o cérebro usa a disposição espacial dos três diferentes estímulos para produzir a sensação de ardor em um único dedo. "Essas interações podem valer para uma surpreendente variação de dores", afirma o líder do estudo, Patrick Haggard. "Nossa pesquisa eleva a possibilidade de manipular a sensação de dor de uma pessoa por meio de estímulos externos. Alterar padrões espaciais pode afetar a maneira como a dor é interpretada pelo cérebro."

Comente agora
26
Mar
Clara de ovo emagrece e reduz flacidez da pele
Postado por: Samile Macêdo / 17:09h

Tratado durante muito tempo como um vilão, o ovo já mostrou que tem uma lista extensa de benefícios. O que provavelmente pouca gente sabe é que a clara do ovo ajuda a emagrecer e aumenta a produção de colágeno, deixando a pele mais firme. A nutricionista Silvia Lancellotti, da Clinica Caixeta lista as propriedades e os principais benefícios da clara de ovo.

Benefícios - A albumina, presente em grande quantidade na clara do ovo, é uma proteína poderosa que estimula o desenvolvimento dos músculos e promove sensação de saciedade. Rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro, a clara ainda melhora a disposição e a concentração. “Composta basicamente água e proteínas, ela ajuda a prolongar a saciedade, sendo grande aliada no processo de emagrecimento”, completa. Segundo a especialista, a clara de ovo também atua na reparação, manutenção e desenvolvimento da massa muscular. Além disso, ela minimiza a flacidez da pele porque impulsiona a produção de colágeno no organismo. “Rica em aminoácidos essenciais e minerais, como zinco e manganês, a clara do ovo também promove a formação de neurotransmissores e proporciona sensação de bem-estar graças ao triptofano, que estimula a seretonina”, afirma. 

Comente agora
26
Mar
Semelhante ao iogurte, Kefir melhora o trânsito intestinal e ajuda na perda de peso
Postado por: Samile Macêdo / 13:06h

O kefir é uma bebida láctea fermentada originada séculos atrás nas montanhas do Cáucaso, com sabor levemente azedo e refrescante, semelhante ao iogurte. Mas ele é muito mais saudável e poderoso do que o seu primo, pois contém uma grande população de leveduras e bactérias benéficas. O kefir também fornece valiosas vitaminas, minerais e proteínas facilmente digeríveis. Ele é um super probiótico com inúmeras ações benéficas no organismo, notadamente na nossa imunidade. Um microbioma extraordinário. A microbiota intestinal (mais de 100 trilhões de bactérias que colonizam o cólon) não é apenas importante para a melhor digestão dos alimentos e absorção de nutrientes, ela também ajuda o corpo a produzir vitaminas, neurotransmissores e hormônios, é responsável pela imunidade e ainda acelera a eliminação de toxinas, pesticidas e metais pesados. Esta legião de bactérias que nos habitam atua no metabolismo e no humor, e chega a pesar quatro quilos! Elas moram basicamente no nosso intestino, e na maioria, são bactérias benéficas (probióticos) que protegem o nosso corpo de infecções. 

Comente agora
26
Mar
4ª Conferencia Municipal de Saúde 2015 acontecerá em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:44h

O Conselho Nacional de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e Governo Federal vão realizar a 15° Conferência Nacional de Saúde 2015 em todo o país. Uma iniciativa em prol da população usuária do Sistema Único de saúde (SUS) e que a Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus não poderia deixar de participar. A Secretaria de Saúde do Município vai realizar a 4ª Conferencia Municipal de Saúde 2015, com o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro, evento que acontece entre os dias 06 e 07 de maio no Auditório do CETEP, a partir das 08h no município. No período que antecede o evento, vão ser realizadas algumas pré-conferências para trabalhar o tema em questão e disseminar algumas informações.  

A primeira acontecerá no dia 31 de Março no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, a partir das 13h30 envolvendo o Distrito 2 ( Andaiá, Alto Sobradinho, Alto Santo Antonio, Amparo, Centro SAJ e Santa Madalena), a segunda no dia 09 de Abril no Centro Comunitário do São Benedito, a partir das 13h30, abrangendo o Distrito 4 (Rádio Clube, São Francisco, São Paulo, Urbis III e Irmã Dulce), a terceira no dia 14 de Abril no auditório da UNEB, a partir das 13h30, abarcando o Distrito 3 (Urbis I, II, e IV, Viriato Lobo, Marita Amâncio e Bela Vista) e o último compromisso que antecede a Conferência é no dia 20 de abril na Sapucaia, a partir das 08:h0 com o público do Distrito 1 (zona rural do município). O objetivo é desmistificar alguns mitos, mostrar os direitos dos usuários do SUS, cobrar dos líderes resoluções para questões que envolvem saúde pública e orientar aos usuários e prestadores de serviços do Sistema único de Saúde como agir para ter qualidade no atendimento, conforto e diminuição nos tempos de espera. (ASCOM/ PMSAJ)

Comente agora
26
Mar
Maioria dos casos de epilepsia pode ser controlada com medicação
Postado por: Letícia Oliveira / 09:54h

Condição neurológica que atinge de 1% a 2% da população brasileira, a epilepsia pode se manifestar em qualquer idade, mas costuma apresentar a primeira crise, com maior frequência, em crianças com menos de dois anos. Hoje (26), a campanha mundial Purple Day vem usar a cor lilás para chamar a atenção da população sobre essa condição. A neurologista infantil e do adolescente Alessandra Freitas, mestre em medicina pela Universidade de São Paulo, explica que as crises de epilepsia são ocasionadas por descargas elétricas anormais no cérebro, “uma atividade cerebral errada”. Em alguns casos, a pessoa nasce com essa condição, em outros, ela pode ser ocasionada por lesões e por síndromes, entre outros fatores. A duração da epilepsia também varia. Em algumas pessoas, desaparece na adolescência, em outras tem que ser controlada por medicamentos por toda a vida. Em 80% dos casos, o paciente pode ter uma vida normal, usando a medicação. De acordo com a especialista, o sintoma da crise depende da área cerebral envolvida, tem início súbito e cessa espontaneamente ou, quando muito prolongada, com o uso de remédios. Essas crises podem durar segundos ou poucos minutos e se manifestar de formas diferentes. Em alguns casos, a pessoa fica ausente, parada com o olhar fixo, em outros é como se ela levasse um pequeno susto. No tipo mais conhecido, a pessoa tem movimentos involuntários com os músculos, pode se contorcer, babar e, algumas vezes, urinar e vomitar. Depois que passa, ela não tem consciência do que aconteceu.

Comente agora
26
Mar
Pessoas extrovertidas e neuróticas têm maior tendência para ganhar peso
Postado por: Letícia Oliveira / 08:37h

A personalidade pode ter influência direta sobre o ganho de peso, descobriu um estudo do Instituto de Tecnologia Federal da Suíça. Mil pessoas foram reunidas e questionadas sobre seus hábitos alimentares, escolha de alimentos e personalidade. A partir dos dados colhidos, foram identificadas cinco dimensões básicas de personalidade que determinam o que as pessoas comem. "Uma falta de consciência leva as pessoas a comerem compulsivamente. Elas perdem o controle frente à situações que envolvem comidas saborosas e com cheiro agradável", explicou a autora do estudo, Carmen Keller, ao Daily Mail. Após a análise do comportamento de 75 voluntários, percebeu-se que pessoas neuróticas escolhiam alimentos calóricos para lidar com suas emoções, e extrovertidos, alimentos mais gordurosos, com uma maior ingestão de álcool, por sair mais com amigos, enquanto aquelas abertas a novas experiências optaram por uma alimentação mais saudável.

Comente agora
25
Mar
Câmara aprova projeto que assegura mamografia a mulheres com mais de 40
Postado por: Anacley Souza / 22:09h

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de decreto legislativo que suspende parcialmente uma portaria do Ministério da Saúde e assegura o direito à realização do exame de mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) para as mulheres com idade a partir dos 40 anos. O projeto ainda será discutido no Senado. A proposta muda a portaria 1.253 do Ministério da Saúde, publicada em 12 de novembro de 2013, que alterava a tabela de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais do SUS. A medida condicionava o pagamento de mamografia bilateral de rastreamento à pessoa com idade entre 50 e 69 anos. No projeto, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) argumenta que a regra imposta pelo Ministério da Saúde contraria a lei 11.664, de 2008, que trata de ações de saúde para assegurar a prevenção e detecção de câncer do colo uterino e mama no âmbito da rede pública. A deputada ressalta que um dos artigos da lei estabelece a realização do exame mamográfico a todas as mulheres com mais de 40 anos de idade e que a criação de uma condicionante para a realização do procedimento é ilegal e equivale a restringir o acesso de pacientes a um exame que se mostrou efetivo no diagnóstico precoce do câncer de mama. "Não pode uma norma administrativa do Ministério da Saúde contrariar um direito já expresso em lei, restringindo o financiamento desse tipo de exame à mulheres com idade superior às já protegidas pela lei", destacou a parlamentar.

Comente agora
25
Mar
Doença misteriosa de Camaçari pode ser roséola ou parvorírus-B19
Postado por: Anacley Souza / 18:24h

Após reunião realizada nesta quarta-feira (25), entre a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde de Camaçari, duas hipóteses foram levantadas para explicar a doença misteriosa que tem acometido diversos moradores da cidade localizada na região metropolitana de Salvador: roséola e parvovírus-B19, cujos sintomas combinam com os apresentados pelas pessoas que procuraram as unidades de saúde do município. Entre os sintoma destacam-se pintas, dores e coceira pelo corpo. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica de Camaçari, Celso Joélio, até a última terça-feira (24), 39 casos da doença ainda não diagnosticada foram registrados oficialmente na cidade. Celso informou que a reunião desta quarta também definiu uma providência a ser tomada: amostras de sangue coletadas de alguns pacientes serão enviadas para laboratórios do Paraná e Rio de Janeiro. "Não há na Bahia laboratórios apropriados para fazer o diagnóstico da roséola e do parvovírus-B19, por isso faremos os exames fora do estado", afirma Celso. O diretor acrescenta que as amostras serão enviadas ainda nesta quinta-feira (26) para o Laboratório Central do Estado da Bahia (Lacen), que fará o envio para os estabelecimentos do Paraná e Rio de Janeiro. "Não há previsão de retorno destes exames, mas já temos cinco amostra prontas para ser enviadas ao Lacen", diz. Joélio afirma que os registros da doença foram feitos em bairros diferentes da cidade e que outros casos também foram encontrados em municípios da região.

Comente agora
25
Mar
Uma tigela de cereais por dia reduz risco de morte prematura, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:30h

O hábito de comer uma tigela de cereais por dia pode reduzir as chances de morte precoce em decorrência de câncer, doenças cardíacas ou respiratórias e diabetes. Um amplo estudo realizado pela Escola Pública de Saúde da Universidade de Harvard concluiu que, ingerindo 34 gramas para cada mil calorias absorvidas por dia, uma pessoa reduz o risco de morte prematura em 17%. Não é pouco. Os pesquisadores, que publicaram seu trabalho na revista “BMC Medicine”, analisaram dados de mais de 367 mil pessoas em oito estados americanos, registrando suas dietas e seus hábitos por 14 anos. As constatações se mantiveram mesmo quando se levava em conta diferentes idades, tabagismo, índice de massa corporal e atividade física. “Nossas descobertas devem motivar estudos futuros, especialmente ensaios clínicos e estudos experimentais, para testemunhar ainda mais os efeitos benéficos de grãos integrais e componentes potencialmente eficazes, tais como fibras e outros nutrientes, e explorar seus mecanismos”, afirmou o líder do estudo, Lu Qi. 

Comente agora
25
Mar
Criança perde visão e parte do rosto após coceira: 'ninguém sabe o que é'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:14h

"Começou coçando o olho direito, ela ficou cega. Depois o esquerdo e ela ficou cega desse olho também. Passou para a boca, nariz e o céu da boca está todo aberto". O depoimento é de Adrielle do Santos de Jesus, 22 anos, mãe que tenta descobrir tratamento definitivo para a doença da pequena Pyetra Jesus Santana, de apenas 5 anos, que destruiu parte do rosto da criança. Elas saíram da região sul e chegaram a Salvador no início da semana em busca de que um médico aponte a causa do problema e ajude a reconstruir o rosto dela com cirurgia. A criança coça bastante a área do rosto. Ela não possui mais dentes. A região do nariz tem uma fenda que atinge o céu da boca e, por isso, ela já não fala e se alimenta por sonda. Ela também não anda, segundo a mãe, ss pernas já atrofiaram por passar muito tempo deitada. "Levo em clínicas de fisioterapia e quando veem ela, se negam a atendê-la", conta a mãe da criança. Na tentativa de agendar uma consulta pela rede pública de saúde, a mãe, que não possui parentes na capital baiana, está hospedada em um hotel e recebe ajuda financeira de índios, já que integra a tribo Pataxó. Ela morava na aldeia Renascer, próximo à cidade de Alcobaça. Adrielle também recebe dos pais a ajuda para cuidar de Pyetra.

Comente agora
25
Mar
Adoçante artificial pode inibir crescimento e metástase de câncer, segundo estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 11:55h

Apesar de ser constantemente relacionado ao surgimento de câncer, o adoçante artificial conhecido como sacarina pode ter efeitos inibidores sobre as células cancerígenas, de acordo com uma pesquisa publicada nesta terça-feira (24) pela Universidade da Flórida (UFA), nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram a capacidade da sacarina de "inibir uma enzima presente em muitos tipos de câncer", afirmou a equipe em comunicado. Essas enzimas contribuem na sobrevivência e metástases de células tumorais, segundo o site UOL. Para os pesquisadores, a substância pode ser usada na descoberta de medicamentos para "tratamento de cânceres mais agressivos, como os de tórax, fígado, próstata, rins e pâncreas". Para o estudo, foi realizada uma série de experimentos acerca do efeito da sacarina sobre células malignas de um câncer de tórax.

Comente agora
25
Mar
Esqueleto de mulher egípcia revela evidência mais antiga de câncer de mama
Postado por: Letícia Oliveira / 10:33h

O estudo dos restos mortais de uma mulher adulta de 4.200 anos revelou o que já é descrito como evidência mais antiga de câncer de mama no mundo. De acordo com o ministro das antiguidades, Mamdouh el-Damaty, os ossos da mulher, analisada por uma equipe da Universidade de Jaén, na Espanha, mostraram "uma deterioração extraordinária". "O estudo de seus restos mortais mostra o típico dano destrutivo provocado pela extensão de um câncer de mama como uma metástase", afirmou em comunicado. Até o momento, ainda não havia registros arqueológico de câncer, o que levava a pensar que a doença é resultado da vida moderna, segundo o jornal O Globo. Para os pesquisadores, a mulher egípcia viveu no final da 6ª dinastia faraônica.

Comente agora
25
Mar
'Não pode ter medo', diz brasileira que retirou ovários e trompas como Jolie
Postado por: Letícia Oliveira / 08:42h

Brasileiras que retiraram ou vão retirar os ovários e as trompas de falópio, assim como fez a atriz norte-americana Angelina Jolie, disseram ao G1 que a opção pela cirurgia preventiva foi ou é a decisão mais correta para se protegerem do câncer. Nesta terça-feira (24), a ganhadora do Oscar divulgou que realizou o procedimento quase dois anos após fazer uma mastectomia (cirurgia para retirar os dois seios) para evitar um câncer de mama, que já havia vitimado familiares próximos dela, como sua mãe. Angelina optou pelas operações depois de detectar em um exame de sequenciamento genético uma mutação no gene BRCA1. A presença desta mutação (que pode atingir também o gene BRCA2) é hereditária e aumenta em 87% o risco de uma mulher ter câncer de mama. O risco de desenvolvimento de câncer de ovário também sobe 50%.

‘Mais tranquila’
Na próxima semana, a advogada Ana Silvia Peliciari, de 49 anos, será operada para retirar os ovários, as trompas e o útero para prevenir o câncer. Mãe de dois filhos, a moradora de Santo André (SP) detectou tumores na mama em 2013. Ela realizou a cirurgia de mastectomia no mesmo ano e fez seis sessões de quimioterapia. Durante o tratamento, um exame genético apontou que Ana é portadora de mutação no gene BRCA2. O fato não a preocupou. Em vez disso, a incentivou a decidir pela nova operação. “A oncologia é uma ciência preventiva, porque depois que [a doença] chega, o jogo vira”, disse Ana Silvia. “Não se pode ter medo de investigar uma questão de saúde. Com o avanço da medicina, você tem meios de eliminar [o problema] e salvar a sua vida se tiver a doença no começo. A frase ‘quem procura, acha’ é falha não se encaixa para a medicina”, afirmou. Ana Silvia disse ao G1 que ao saber da decisão da atriz Angelina Jolie, sentiu que havia escolhido corretamente a opção de remover os órgãos. “Me sinto mais tranquila e faria 10 vezes a mesma coisa. Não vale a pena ficar com uma pulga atrás da orelha”, comentou.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com