As comentadas

Boa noite , Terça-feira, 30/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

11
Jun
Estudo revela que deixar celular no bolso pode deixar homem estéril
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:09h

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra, revelou que celulares podem ter um impacto significativo sobre a fertilidade do homem. Aqueles que mantêm um telefone no bolso da caça poderiam estar se expondo à radiação que pode ocasionar na redução da chance do homem se tornar um pai. A maioria dos homens tem 50 a 85 por cento de espermatozoides com movimento normal. Os pesquisadores descobriram que esta proporção caiu a uma média de 8%, quando houve a exposição dessa região aos telefones móveis. Segundo o site Jornal da Ciência, a equipe que liderada pela Dra. Fiona Mathews, da Universidade, revelou que 14% dos casais em países ricos têm dificuldade em gerar um filho. A análise dos resultados foi feita em 10 países diferentes e envolveu 1.492 homens. A pesquisa ainda alertou que aparelhos portáteis podem ser combinados com a radiação de internet wi-fi e de outras tecnologias, afetando as taxas de fertilidade que estão cada vez mais baixas a nível mundial. Com o costume, a sua qualidade pode ser afetada de três maneiras diferentes: na viabilidade, ou quanto do esperma é saudável; motilidade, ou quão bem ele se move em uma única direção; e concentração de espermatozoides no sêmen. (Ibahia)

Comente agora
11
Jun
Estudo nos EUA liga carne vermelha a risco de câncer de mama
Postado por: Letícia Oliveira / 17:40h

Comer muita carne vermelha no início da vida adulta pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos. Pesquisadores de Harvard dizem que substituir a carne vermelha por uma combinação de feijões, ervilhas e lentilhas, aves, nozes e peixe pode reduzir o risco da doença em mulheres mais jovens. Mas especialistas britânicos pedem cautela, dizendo que outros estudos não mostraram ligação clara entre carne vermelha e câncer de mama. Pesquisas anteriores demonstraram que a ingestão de grande quantidade de carne vermelha e processada provavelmente aumenta o risco de câncer de intestino. Os novos dados vêm de um estudo realizado nos Estados Unidos acompanhando a saúde de 89 mil mulheres com idades entre 24 a 43. A equipe, liderada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, analisou a dieta de quase 3 mil mulheres que desenvolveram câncer de mama. "Ingestão elevada de carne vermelha no início da idade adulta pode ser um fator de risco para o câncer de mama", eles relatam na revista British Medical Journal. Os próprios cientistas de Harvard, porém, descreveram o risco como "pequeno".

Comente agora
11
Jun
HRSAJ abre inscrições do processo seletivo para Técnico em Laboratório
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:19h

No período de 11 a 17 de junho de 2014, O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus abrirá inscrições do processo seletivo para Técnico em Laboratório. Os interessados devem entregar o currículo na Portaria Administrativa do HRSAJ. 

Requisitos:

Curso Técnico em Patologia Clinica

06 meses de experiência.

Comente agora
11
Jun
Pesquisa mostra que ciclistas são os mais felizes no trânsito
Postado por: Anacley Souza / 11:22h

Ciclistas tendem a ser mais felizes do que pessoas que utilizam outros meios de transporte. Esta é a conclusão apresentada pelos pesquisadores norte-americanos Eric Morris e Erick Guerra no estudo: “Humor e meio: a forma como viajamos afeta como nos sentimos?”. O trabalho foi realizado a partir da análise feita com 13 mil entrevistados, pessoas que se locomovem de diferentes maneiras diariamente. O intuito era avaliar como a escolha pelo meio de transporte acabava influenciando o humor e o restante do dia das pessoas. Os ciclistas foram os que tiveram a influência mais positiva por conta de sua escolha em locomoção. Em segundo lugar ficaram os passageiros de carros, seguidos pelos motoristas. Os motoristas de ônibus e maquinistas de trens ocuparam os últimos lugares, com as emoções mais negativas. De acordo com os próprios pesquisadores, o resultado da pesquisa tende a mostrar os benefícios que a bicicleta pode proporcionar, que vão além da saúde e da eficiência no transporte. A análise ainda pretende comprovar a importância de haver melhorias dos recursos e serviços tradicionais e até mesmo na estrutura das cidades. Morris e Guerra destacam que a mudança identificada no humor durante o trajeto é mínima, se comparada ao restante das influências sofridas no restante do dia. Mesmo assim, é certo que qualquer atividade física mexe diretamente com os hormônios do corpo. Isso não seria diferente com a bicicleta. Ao pedalar, o organismo libera serotonina, o “hormônio da felicidade”. Então, além de estar sentir a energia da pessoa e da cidade, os ciclistas certamente chegam aos seus destinos menos estressados e mais alegres. (Tribuna)

Comente agora
11
Jun
Teste do coraçãozinho é incorporado à triagem neonatal do SUS
Postado por: Anacley Souza / 10:43h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (11) no Diário Oficial da União incorpora a oximetria de pulso, conhecida como teste do coraçãozinho, como parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é capaz de detectar precocemente cardiopatias graves e diminui o percentual de recém-nascidos que recebem alta sem o diagnóstico de problemas que podem levar ao óbito ainda no primeiro mês de vida. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatra indicam que, em cada mil bebês nascidos vivos, de oito a dez podem apresentar malformações congênitas e, desses, dois podem apresentar cardiopatias graves, em que há a necessidade de intervenção médica o mais rápido possível. (Agência EBC)

Comente agora
11
Jun
Salvador: Funcionários do Hospital Espanhol paralisam atividades
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:10h

Funcionários do Hospital Espanhol realizam uma manifestação no bairro da Barra na manhã desta quarta-feira (11). Dezenas de profissionais de saúde estão aglomerados na frente da unidade de saúde em protesto pela falta de pagamento de salários, que segundo eles, não recebem há três meses. As atividades do hospital são de administração de uma empresa terceirizada que não teve o nome informado. De acordo com a Transalvador, o grupo não atrapalha o trânsito na região.

Comente agora
11
Jun
Vacina contra coqueluche para gestantes será oferecida na rede pública
Postado por: Anacley Souza / 08:14h

A vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra o tétano, a difteria e a coqueluche, será disponibilizada para gestantes na rede pública de saúde até o fim deste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose será oferecida de forma gratuita e preferencialmente a partir da 27ª semana de gestação. O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal. A expectativa da pasta é que 3 milhões de brasileiras sejam beneficiadas com a medida. A imunização contra a coqueluche já é oferecida para crianças na rede pública. O esquema vacinal começa com a pentavalente, administrada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. A criança recebe ainda dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro reforço deve ser administrado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos. Dados do governo indicam que até o dia 10 de maio foram registrados no Brasil 1.762 casos de coqueluche. O número indica uma redução de 40% nos casos, quando comparado ao mesmo período de 2013 (2.943). O ministério informou que acompanha, em conjunto com estados e municípios, todos os casos suspeitos e confirmados da doença no país. (Agência Brasil)

Comente agora
10
Jun
Após procurar 3 hospitais, jovem tem filho na recepção e bebê nasce morto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:48h

O filho de uma jovem de 18 anos, que tinha sete meses de gestação, nasceu morto dentro da recepção do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, no sul da Bahia, depois dela ter procurado atendimento em duas outras unidades de saúde da cidade. A situação ocorreu na madrugada de segunda-feira (9) e a mãe acusa falta de atendimento médico. De acordo com Arleiane dos Santos, a bolsa estourou por volta 22h de domingo (8) na cidade deIbicaraí, no município onde mora, a cerca de 40 km de Itabuna. No mesmo instante, ela diz que foi para o Hospital Arlete Maron, ainda na cidade, e não conseguiu o atendimento. “O médico disse que eu não poderia ser atendida lá. Ele perguntou se eu tinha atendimento de pré-natal. Disse que não. Ele nem me examinou, da porta mesmo voltou. Já tinha rompido a bolsa. Ele viu o meu estado com a toalha enrolada e perguntou: a bolsa rompeu? Eu disse: foi! E ele não fez nada”, denuncia. Ao G1, o enfermeiro Ítalo Farias informou que o hospital é de pequeno porte e faz somente partos normais, que não sejam considerados de risco. No caso da jovem, considerado de risco, o médico encaminhou para Itabuna. Ela foi para a cidade vizinha de ambulância.

Comente agora
10
Jun
Procedimento pioneiro implanta 'menor marcapasso do mundo'
Postado por: Letícia Oliveira / 13:50h

O menor marca-passo do mundo foi introduzido dentro do coração de um paciente do Reino Unido. O aparelho foi empregado, pela primeira vez na Gerã-Bretanha, no Hospital Geral de Southampton. É o segundo procedimento realizado com o novo sistema, que foi implementado também em dezembro de 2013 na Áustria. Segundo o cardiologista John Morgan, a realização da operação foi um "momento histórico". Ele disse que o aparelho "não é muito maior do que uma pílula de remédio" e tem um décimo do tamanho dos modelos tradicionais. Este marca-passo mede 26 milímetros de comprimento e pesa apenas duas gramas.

Comente agora
10
Jun
Burocracia infla fila de espera de remédios na Anvisa
Postado por: Anacley Souza / 13:25h

Na última semana, uma reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deveria discutir a reclassificação do canabidiol, um composto derivado da maconha. Se aprovada, a substância passaria de proibida para de controle especial. A Anvisa, no entanto, resolveu adiar a decisão. O canabidiol é um dos componentes da cannabis,  sozinho, ele não provoca dependência e nem desencadeia efeitos psicoativos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o extrato da substância é autorizado em alguns Estados e vendido como suplemento alimentar, o produto não é regulado pelo Food and Drug Administration (FDA). Em agosto de 2013, a rede americana CNN exibiu uma reportagem sobre a história de Charlotte Figi, hoje com sete anos e portadora de Síndrome de Dravet, uma forma rara e grave de epilepsia. Aos cinco anos, ela sofria 300 convulsões graves por semana e havia perdido a capacidade de andar, falar e comer. Sua família decidiu tratá-la com o extrato de um tipo de cannabis rico em canabidiol. Aos seis anos, Charlotte voltou a andar e a falar, e seus episódios de convulsões foram reduzidos para duas a três vezes por mês. Depois de Charlotte, outras histórias semelhantes se tornaram conhecidas. No Brasil, famílias entraram na Justiça para terem o direito de importar o extrato de canabidiol.

Decisão: A reclassificação do canabidiol para substância controlada poderia facilitar a condução de pesquisas sobre o composto, explica o psiquiatra José Alexandre de Souza Crippa, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP) e pesquisador do assunto.

Comente agora
10
Jun
Alisar ou pintar o cabelo pode aumentar risco de câncer, revela pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 12:46h

Um estudo realizado por cientistas suecos de diferentes universidades revelou que os hábitos de tintura para cabelos e técnicas de alisamento pode provocar câncer. O risco maior, segundo a pesquisa, é para os cabeleireiros, que estão mais expostos à substâncias tóxicas em longo prazo. Segundo o jornal O Globo, os médicos colheram amostras de sangue de 295 profissionais de salão de beleza, 32 pessoas que utilizavam com frequência os corantes, além de outras 60 pessoas que faziam tratamento regular para alisar ou ondular os cabelos. Nessas pessoas, a quantidade de células cancerígenas aumentava à proporção que os participantes entravam em contato com os produtos químicos presentes nas tinturas e alisantes. Os cabeleireiros eram grupo de maior risco. Entre as formas para diminuir os riscos entre esses profissionais está o uso de luvas. Outra sugestão é cortar os cabelos antes de utilizar os métodos de pintura e alisamento. Segundo O Globo, o resultado segue a linha de outras pesquisas que colocam em xeque os tratamentos cosméticos.

Comente agora
10
Jun
Nazaré: Em greve por falta de salários, funcionários do HGM acusa governo de descaso e abandono
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:29h

Na manhã desta quarta-feira (10), funcionários estiveram mais uma vez presentes em frente do Hospital Gonçalves Martins em Nazaré das Farinhas em um ato público a fim de se manifestarem contra o descaso que a saúde pública do município vem enfrentado ao longo dos anos. A redação do Portal Voz da Bahia foi procurada por representantes do movimento que expressaram sua indignação junto ao poder público. Com a adesão de servidores de vários setores, a população também teve espaço para expor seus problemas e suas indignações. Instalações precárias, salários atrasados, falta de medicamentos e instrumentos de trabalho, entre outros requisitos básicos para o bom funcionamento de uma unidade de saúde, são algumas das reclamações dos funcionários e pacientes que necessitam dos proventos do Hospital. Com cartazes, a população e manifestantes acusam o governo do estado e a entidade administradora da Unidade Hospitalar de descaso e favorecimento ilícito, “somos constantemente ameaçados de ficarmos sem o hospital, iremos seguir com a greve. Queremos saúde de qualidade, o povo exige isso”, disse um dos manifestantes.

Segundo informações, uma reunião entre a diretoria do HGM, o Hospital Espanhol que administra a Unidade, o prefeito Milton Rabelo e o Secretario estadual de saúde, Washington Couto a fim de discutirem uma media para reverter a situação. Em contato com o secretário de saúde do Município, José Carlos admitiu que a unidade de saúde, gerida pelo Hospital Espanhol, sofre dificuldades como falta de médicos e salientou que o espaço não é de responsabilidade do município e sim do Estado, "ainda assim temos mantido reuniões constantes com o Ministério Público com o governo para poder solucionar o problema. Estamos fazendo o possível para manter o Hospital aberto", assegurou. Os manifestantes ressaltaram que só voltarão ao trabalho quando o problema for resolvido. 

Reportagem e fotos Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
10
Jun
Homem é internado com meningite pneumocócica em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 10:16h

Um homem está internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, com meningite pneumocócica. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o paciente caiu de uma escada em Maragogipe no último sábado, 7, e foi internado no HGE, onde foi identificado que ele estava com meningite. Ele aguarda transferência para o Hospital Couto Maia. Apesar deste caso, houve uma redução no número de casos de meningite na Bahia. Foram registrados até 22 de março, data do último boletim divulgado, 100 casos de todos os tipos da doença com quatro mortes. Em 2013, no mesmo período, foram 257 casos com 25 óbitos. Do tipo pneumocócico, que atinge o paciente do HGE, foram sete casos com uma morte em 2014, sendo 11 casos com três mortes no ano anterior. As outras três mortes foram do tipo meningocócico. (Jornal A Tarde)

Comente agora
10
Jun
Anestesia geral pode prejudicar memória de crianças
Postado por: Anacley Souza / 09:36h

Um novo estudo sugere que crianças submetidas a anestesia geral antes de completar um ano podem sofrer danos permanentes à memória, que influenciam leitura, aprendizado e habilidade de se lembrar de detalhes de suas vidas. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira, no periódico Neuropsycopharmacology. O estudo foi realizado com 56 crianças de seis a onze anos, metade anestesiada nos primeiros doze meses de vida e metade sem histórico desse procedimento. Para testar as habilidades de reconhecimento dos pequenos, os pesquisadores mostraram a elas 80 desenhos e, depois de 5 minutos, pediram que os desenhos fossem identificados entre 160, com cores e posições alteradas. Se as crianças reconheciam o desenho, elas eram questionadas sobre a cor e a localização originais. Em relação às cores, os pequenos que haviam sido anestesiados deram 20% menos respostas corretas do que os demais. Quanto ao reconhecimento espacial, o índice de acerto foi 21% inferior no grupo da anestesia. O desempenho foi igual entre crianças submetidas a uma ou várias anestesias antes de um ano de idade. Os mesmos cientistas conduziram um estudo paralelo com 33 ratos anestesiados durante a primeira semana de vida. Esses animais apresentaram mais dificuldade para reconhecer certos odores do que os roedores nunca anestesiados.

Comente agora
10
Jun
Ministério da Saúde vai distribuir 175 mil camisinhas em Salvador durante Mundial
Postado por: Anacley Souza / 09:14h

O Ministério da Saúde vai distribuir 175 mil preservativos em Salvador durante a campanha Proteja o Gol, lançada na segunda-feira (9) e que prevê ações de prevenção ao HIV e à Aids nas cidades-sede da Copa do Mundo. A campanha começou no Mundial de 2010, da África do Sul. Aqui, o projeto é uma parceria do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids) com o Ministério da Saúde. O objetivo é zerar o número de mortes por HIV e acabar com a discriminação aos portadores da doença. Em todo o Brasil, serão distribuídas 2 milhões de camisinhas nos locais de exibição pública dos jogos e também no entorno dos estádios. na capital baiana, o lançamento aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA) com a presença do governador Jaques Wagner (PT), do prefeito ACM Neto (DEM), do ministro da Saúde, Arthur Chioro, além de representantes da Unaids. Chioro disse que o Brasil vive uma “leve tendência à diminuição de casos da doença”, mas ainda há registro, principalmente entre jovens do sexo masculino, nas regiões Norte e Nordeste. Hoje, surgem cerca de 42 mil novos casos de Aids por ano, 300 mil brasileiros estão em tratamento. (Correio)

Comente agora
10
Jun
Ex-governador Marcello Alencar morre no Rio de Janeiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:03h

O Ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar morreu na madrugada desta terça-feira, em sua casa no bairro de São Conrado, na zona sul do Rio. Segundo informações do Bom Dia Rio, Alencar morreu por volta das 4h20 por complicações de saúde provocadas por três AVCs. Por meio de seu perfil no Facebook, o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB) lamentou a morte do político. O PSDB-RJ também se comunicou pelas redes sociais, e definiu o ex-governador como "um grande brasileiro". Alencar tinha 88 anos e governou o Rio de Janeiro entre 1995 e 1999. Ele ainda foi presidente do PSDB do Rio por duas vezes. Não há informações sobre o sepultamento de Marcello Alencar. (Terra)

Comente agora
10
Jun
Estado entrega 74 ambulâncias a municípios do interior da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 09:00h

Os moradores da zona rural e da sede de mais 74 municípios baianos já dispõem de novas ambulâncias, entregues pelo governador Jaques Wagner, nesta segunda-feira (9), no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, região onde oito municípios estão sendo beneficiados. De acordo com o governador, a entrega faz parte do lote de 300 ambulâncias, que representam investimento de R$ 19 milhões obtidos por meio de emenda parlamentar. Ele afirmou que Vitória da Conquista está se tornando um polo cada vez mais importante para o desenvolvimento baiano. “Aqui na região nós temos o Aeroporto de Vitória da Conquista, que já foi licitado e vamos começar as obras em breve. Fizemos ainda o saneamento da cidade, vamos fazer a barragem do Rio Catolé para garantir segurança hídrica, e a chegada e a expansão de universidades públicas vão puxando instituições privadas”, ressaltou Jaques Wagner. O secretário estadual da Saúde, Washington Couto, disse que as ambulâncias fazem parte do trabalho de fortalecimento da atenção básica. “Estamos ainda com 56 ambulâncias UTI terrestres, do Samu 192 [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que atendem mais de 80% da população baiana. São também mais 1.600 médicos viabilizados pelo programa Mais Médicos e pelo Programa de Valorização da Atenção Básica.

Comente agora
10
Jun
Ecstasy é mais letal em ambientes quentes, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:21h

Pesquisadores norte-americanos descobriram que doses de ecstasy que não seriam letais em temperaturas mais baixas podem matar se forem consumidas em ambientes quentes e lotados, como baladas e festas. Segundo o Daily Mail, os especialistas do National Institute of Health afirmam que algumas pessoas acreditam que o ecstasy não é perigoso se consumido em doses baixas. Mas, segundo as conclusões do novo estudo, isso não é verdade em ambientes com temperatura elevada. "Nós já sabíamos que uma dose alta de MDMA pode aumentar repentinamente a temperatura corporal, potencialmente levando à falência dos órgãos e até a morte", disse Nora Volkow, uma das responsáveis pela pesquisa. "Mas esse estudo atual apresenta a possibilidade de mesmo as doses controladas serem letais em certas condições." Os pesquisadores disseram ainda que ainda não é possível prever quem terá uma reação adversa com uma dose pequena de ecstasy.

Comente agora
10
Jun
Militares 'importam' vírus do Haiti para o Brasil no retorno de missão
Postado por: Anacley Souza / 07:49h

Seis militares que voltaram da missão de paz no Haiti, na semana passada, foram diagnosticados com o vírus Chikungunya, uma espécie semelhante ao vírus da dengue. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o quadro deles é bom e estável. Por precaução, segundo a pasta, foram realizadas ações de contenção e nebulização no Hospital Militar de Área de São Paulo, onde eles estão internados em observação, e no Batalhão de Logística do Exército, em Campinas (SP), cidade onde eles permaneceram após o desembarque. O governo estadual informou, por meio de nota, que as infecções foram confirmadas por um laudo do Instituto Adolfo Lutz. De acordo com o Exército, os militares desembarcaram de Porto Príncipe em 5 de junho e ficaram alojados em Campinas para o procedimento de realização de exames e observação, que é uma praxe em casos de missões internacionais. Esta é a segunda vez que o estado registra casos da doença importada de outros países. Segundo a Secretaria de Saúde, em 2010, dois casos importados foram detectados em viajantes brasileiros procedentes do Sudeste Asiático. O vírus, segundo a Saúde, é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e pelo Aedes albopictus.

Comente agora
09
Jun
Entenda por que dormir demais deixa as pessoas com sono
Postado por: Letícia Oliveira / 16:52h

rmiu mais do que o normal na noite passada, mas continua cansado? Pois é, ao contrário do que se imagina, ter horas extras de sono pode não ser a cura para o cansaço. Isso porque o corpo funciona dentro de uma rotina de sono e está adaptado e acostumado com esta consistência. Ficar mais tempo na cama interrompe justamente este ritmo já estabelecido. As informações são do site The Huffington Post. Segundo Michael J. Breus, especialista da Academia Americana da Medicina do Sono, a média de um ciclo de sono é de 90 minutos, o que significa que as pessoas têm aproximadamente cinco etapas dessas durante uma noite de 7,5 horas de repouso. Portanto, quem fica uma hora a mais na cama além do que está acostumado desperta no estágio 3 ou 4 deste ciclo, que representa o sono profundo. Além de ser mais difícil acordar nesta fase, é a interrupção desta etapa completa que deixará a pessoa exausta e desanimada durante todo o dia. "Vale lembrar que quantidade não é qualidade. Você pode dormir muito e ainda ser estar privado de um bom sono", afirma o especialista. Para ter uma qualidade melhor de sono, o ideal é marcar o horário que precisa levantar da cama de manhã e diminuir 7,5 horas para assim encontrar o tempo certo de ir dormir e poder completar os cinco ciclos completos durante a noite. (Terra)

Comente agora
09
Jun
Funcionários do Hospital de Nazaré entram em greve por tempo indeterminado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:10h

Médicos, Enfermeiros e outros funcionários do Hospital Gonçalves Martins em Nazaré das Farinhas (216 km de Salvador) entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (9). Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Saúde da Bahia (Sindsaúde), o piquete foi instaurado por tempo indeterminado por conta das más condições de trabalho e atraso nos salários dos funcionários. “Apesar de todos os problemas que estamos enfrentando ao longo dos anos como condições ruins de trabalho, carência de medicamentos, de utensílios básicos, o que mais pesa é a ausência dos salários”, relata uma funcionária em entrevista ao Portal Voz da Bahia. A greve, que deve ocorrer por tempo indeterminado, foi definida em assembleia entre os trabalhadores na última sexta-feira (6). Populares e pacientes que foram até o hospital se deparam com portões fechados e placas informando a paralisação.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

 

Portão foi fechado

Funcionários protestaram em frente a Santa Casa

Comente agora
09
Jun
Campanha global contra Aids é aberta em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 12:57h

A campanha global “Proteja o Gol, nesta partida não deixe a Aids marcar” foi aberta na manhã desta segunda-feira (9) em Salvador. O encontro ocorre na sala principal do Teatro Castro Alves e conta com a presença do diretor-executivo do Unaids [Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS], do secretário-geral adjunto da ONU, Michel Sidibé; do ministro da Saúde, Arthur Chioro; do governador Jaques Wagner, e do prefeito de Salvador, ACM Neto. O objetivo da ação é aproveitar a visibilidade da Copa do Mundo para promover a prevenção à doença, que atinge significativamente vários países africanos. O evento é apoiado pelas secretarias de saúde estadual e municipal, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pelo Fórum baiano LBGT. Com o slogan "Nessa partida, não deixe a AIDS marcar", recebe também netos no político sul-africano Nelson Mandela, a miss universo africana, além de outros representantes internacionais.

Comente agora
09
Jun
Crianças precisam usar aparelhos no dente de leite; entenda
Postado por: Anacley Souza / 12:11h

A ortodontia preventiva e interceptiva usa aparelhos móveis na dentição decídua (de leite) ou mista (fase de troca de dentes) e tem o objetivo de corrigir e atenuar precocemente problemas esqueléticos (como mordidas cruzadas) e até recuperar espaços para que os dentes permanentes possam nascer sem problemas, além de evitar futuras extrações. “Nesse tipo de tratamento o foco do aparelho não será desentortar os dentes, mas sim arrumar os ossos da face” diz a dentista Eliana Gomes da Silva. Outro caso de uso de aparelhos nessa fase é quando há a necessidade de fazer uma reeducação da postura da língua. “Este tipo de aparelho apresenta uma grade para impedir que a língua empurre os dentes, mas é preciso também exercícios de postura lingual com este aparelho. Dependendo da gravidade do caso, é preciso um acompanhamento com fonoaudiologia” explica João Sarmento Pereira Neto, dentista e doutor em Ortodontia pela Unicamp. Para João, é fundamental que o diagnóstico nessa fase seja rígido e preciso, pois muitas vezes é necessário um acompanhamento multidisciplinar. “Não basta usar aparelho, mas deve ser determinado o fator etiológico (causa) do problema para que possa ser corrigido ou minimizado”. (Terra)

Comente agora
09
Jun
Registro de ocorrências durante as 48h do Hospital Regional de S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:19h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional Fábio da Silva Santos, 32 anos, residente na cidade de Cruz das Almas vítima de tentativa de homicídio por arma de fogo na referida cidade. Atendido primeiramente na Unidade de Pronto Atendimento, foi transferido para o HRSAJ devido a gravidade de seus ferimentos onde sofreu intervenção cirúrgica. Não há informações sobre o estado de saúde.

- Joselito Barbosa de Jesus, 56 anos, residente no Povoado do Candeal município de Castro Alves, deu entrada na emergência do Hospital Regional com várias escoriações após se envolver em um acidente automobilístico. Não há informações sobre o estado de saúde do mesmo.

- Eliana dos Santos da Silva, 33anos, residente na localidade rural de terra Seca em Aratuípe, deu entrada na emergência do Hospital Regional após ser vítima de acidente automobilístico. Com diversas escoriações pelo corpo, Eliana está internada em observação.

- Severino Ramos de Souza, 62 anos, Residente na Localidade rural do Rio Onha em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do Hospital Regional vítima d acidente automobilístico. Com algumas escoriações pelo corpo, a vítima segue internada em observação.

Comente agora
09
Jun
Inscrições para exame de revalidação de diplomas para médicos estão abertas a partir desta segunda-feira (9)
Postado por: Anacley Souza / 08:38h

Começam nesta segunda-feira (9) as inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) e vão até o dia 24. A primeira fase será no dia 20 de julho e a segunda, nos dias 27 e 28 de setembro. Para fazer a inscrição, os candidatos à revalidação do diploma devem obter o código de identificação e a senha na página do exame na internet. Além de ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, também deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. A primeira fase é composta de prova objetiva, que será aplicada das 8h às 13h, com 110 questões de múltipla escolha e outra, discursiva, aplicada no mesmo dia, das 15h às 18h, com cinco itens. O valor da taxa de inscrição, nessa etapa, é R$ 100. Os participantes pode fazer o exame em Rio Branco (AC), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA), no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Campo Grande (MS). Poderão participar da segunda etapa apenas os aprovados na fase anterior. Os participantes serão avaliados quanto a habilidades clínicas em situações reais de atendimento médico. A prova será somente em Brasília. A taxa de inscrição será R$ 300. O Revalida foi criado para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras. Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa revalidar o diploma. Este ano, 41 instituições de educação superior firmaram parceria com o Revalida. São quatro universidades públicas a mais em relação ao ano passado. (Agência Brasil)

Comente agora
09
Jun
Contato familiar ajuda na terceira idade
Postado por: Anacley Souza / 07:51h

A importância da presença da família na terceira idade, ou seja, a chamada melhor idade, torna a fase mais saudável e ativa. A afirmação é da psicóloga Aline Lopes, da Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (ASBP), que também aconselha a participação em grupos, cursos e aulas em que possa conviver com outros idosos. De acordo com a especialista, a melhor idade é uma fase em que isolamentos não são aconselháveis e a companhia da família é indispensável. “A transição do estado adulto para a velhice é um processo que provoca grandes alterações na autoestima e autoimagem destas pessoas. Os principais problemas no idoso consistem no isolamento social e em sentimentos de solidão”, afirmou. Para a psicóloga, o bom relacionamento e o cuidado com a pessoa da melhor idade, só trazem benefícios porque nesta etapa a presença dos familiares torna-se ainda mais importante e necessária, em que é preciso manter o idoso ativo e saudável proporcionando bem estar para ele e para todos os que estão ao seu lado. Segundo a especialista, quando se sente amado e protegido, o idoso se mantém ativo e fortalece o vínculo familiar em que vive, interagindo e participando das atividades do dia a dia.

Um comentário
09
Jun
Campanha global de conscientização sobre o HIV é lançada hoje em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:03h
O Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS), em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), Ministério da Saúde, Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador, lança em Salvador a campanha global “Proteja o Gol, nesta partida não deixe a Aids marcar”, utilizando o poder de união do futebol na Copa do Mundo para mobilizar os jovens na prevenção à AIDS. A solenidade que acontece nesta segunda-feira (9), às 9h30, no Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, será conduzida pelo diretor-executivo do UNAIDS e secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Michel Sidibé, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro e o governador da Bahia, Jaques Wagner. O evento também contará com a participação de Kweku e Ndaba Mandela, netos do líder sul-africano e prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, porta-vozes da campanha. 
Proteja o Gol: A campanha tem por objetivo aumentar a consciência sobre o HIV e mobilizar os jovens a se comprometer a favor da prevenção. Globalmente, cerca de 4,6 milhões de jovens (15-24 anos de idade) vivem com o HIV e cerca de 2.300 jovens são infectados a cada dia. Na Bahia, também, serão envolvidos os municípios de Mata de São João, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, cidade onde seleções estarão sediadas durante a Copa do Mundo. (Bocão News)
Comente agora
09
Jun
Veja 10 benefícios à saúde trazidos pelo consumo da maçã
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:13h

Um velho ditado diz que comer uma maça, por dia, mantém o médico afastado. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Caso não saiba do poder da maçã, conheça dez benefícios que esta fruta pode trazer.

1 - Diabates: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

2 - Colesterol: Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. O estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.

3 - AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.

Comente agora
08
Jun
Brasileiros têm o desafio de manter vacinas em dia, diz especialista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:21h

O Brasil tem um dos melhores programas de imunização do mundo, mas a população ainda não tem o costume de manter o calendário de vacinação atualizado. A avaliação é da presidente da Comissão de Revisão de Calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, na véspera do Dia Nacional da Imunização, comemorado nesta segunda-feira (9).  “O brasileiro costuma se preocupar com a doença apenas quando ela assusta. É justamente o caso da gripe, banalizada, apesar de causar, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 250 mil e 500 mil mortes ao ano”, comparou. Os calendários de vacinação para todas as faixas etárias podem ser consultados no site da associação, com indicações sobre disponibilidade das vacina em postos de saúde ou somente em clínicas privadas. Além de manter as vacinas em dia, a SBIm ressalta a importância de projetos educativos e da vacinação nas escolas para o aumento do número de imunizados. Isabella cita a vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano), por exemplo, que, de acordo com o Ministério da Saúde, superou a meta de 80% do público-alvo. Segundo a médica da SBIm, o sucesso da campanha da primeira dose deve-se principalmente à forte presença de agentes de saúde nas escolas das redes pública e privada orientando e conscientizando os adolescentes a se vacinarem.

Comente agora
08
Jun
Dieta 'paleo' é duas vezes mais efetiva, diz site
Postado por: Letícia Oliveira / 09:47h

Se você quisesse perder alguns quilinhos, aceitaria comer igual aos nossos ancestrais faziam há 40 mil anos? Segundo o Mirror, talvez seja uma boa ideia considerar a opção. A 'dieta dos homens das cavernas', pode ser até duas vezes mais efetiva para perda de peso do que os regimes mais modernos. A Paleo, como também é chamada, é popular entre celebridades — da atriz Uma Thurman ao cantor britânico Tom Jones — e recebeu o selo de aprovação de especialistas suecos, em um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition. Eles compararam os resultados de emagrecimento entre mulheres que seguiram a dieta da idade da pedra com aquelas que adotaram um regime mais moderno de alimentação, ao longo de seis meses. O primeiro grupo perdeu o dobro de peso, além de também reduzir mais centímetros na região da cintura. Criada para imitar os hábitos alimentares dos seres humanos antes da invenção da agricultura, os adeptos podem comer frutas, vegetais e carnes magras, como frango, em abundância. Mas pães, arroz, massas e laticínios são banidos, assim como tudo que contém grãos, açúcar refinado e sal. Outro experimento anterior também concluiu que os homens que seguiram a dieta paleolítica por apenas três semanas já reduziam as chances de derrame e ataques cardíacos.

Comente agora
07
Jun
Crianças com excesso de peso têm menos coordenação
Postado por: Letícia Oliveira / 15:53h
O excesso de peso na infância pode deixar a criança um pouco desajeitada. Pesquisadores explicam que a falta de coordenação não é causada apenas pelo peso extra que torna os movimentos mais difíceis, mas sim porque a gordura interrompe os sinais cerebrais que controlam os músculos. As informações são do Daily Mail. Segundo os especialistas, o problema pode desestimular os jovens obesos a praticarem exercícios físicos, o que agravaria ainda mais a situação. Cientistas da Universidade de Dublin compararam a coordenação motora de 60 crianças obesas e com peso normal com idades entre 6 e 12 anos. Os resultados mostraram que o desempenho das crianças acima do peso foi 9,5% pior que as demais. David Gaul, um dos envolvidos no estudo, acredita que os problemas são causados porque o cérebro luta para processar a informação, o que acontece devido a alterações hormonais desencadeadas pela obesidade.
Comente agora
07
Jun
Maconha pode diminuir fertilidade masculina
Postado por: Letícia Oliveira / 10:44h

O estudo das Universidades de Sheffield e Manchester, ambas na Inglaterra, analisou os efeitos do estilo de vida sobre o esperma e desmentiu as teorias de que consumo de álcool, tabagismo, obesidade e roupa íntima apertada afetariam a possibilidade de ter filhos. Os dados são do jornal Daily Mail.  Mas, de acordo com o estudo, o uso excessivo da maconha pode, sim, reduzir a fertilidade masculina. Acredita-se que os homens mais jovens são mais afetados pelos produtos químicos da droga simplesmente porque são mais propensos a usar maiores quantidades dela. Outra informação é que a abstenção da atividade sexual por mais de seis dias melhorou a qualidade do esperma.

Um comentário
07
Jun
Mulher pode abortar e não saber; veja 11 mitos e verdades
Postado por: Letícia Oliveira / 09:10h

No início da semana, a apresentadora Giuliana Rancic anunciou que a barriga de aluguel que contratou com o marido, Bill Rancic, sofreu um aborto espontâneo com apenas nove semanas de gravidez. A própria Giuliana já havia perdido um bebê em 2010, antes de ser diagnosticada com câncer de mama e recorrer à barriga de aluguel pela primeira vez, para dar à luz o primeiro filho, que nasceu em 2012. Para derrubar mitos sobre os abortos naturais, o site Health conversou com especialistas e listou 11 fatos sobre o assunto. "Como é uma situação comum, as mulheres precisam estar cientes de que pode acontecer com elas", disse a média Teresa Berg, diretora do Maternal_Fetal Center na University of Nebraska, à publicação. "E só porque você já sofreu um, não significa que não vá acontecer de novo", completou. Veja a seguir:

Abortos acontecem frequentemente: A estatística mais comumente citada é de que 15% das gravidezes terminam em aborto espontâneo, que também é chamado de "aborto natural", "perda de gravidez" e "interrupção precore da gravidez". Mas os testes disponíveis atualmente, que são extra-sensíveis, indicam que o número pode chegar a 30%.

Comente agora
06
Jun
Fazer jejum de 8 dias por ano renova o sistema imunológico
Postado por: Letícia Oliveira / 18:01h

A última moda em dietas agora foi comprovada por pesquisa que pode trazer benefícios à saúde. Um estudo feito por profissionais da Universidade da Califórnia descobriu que jejum por dois dias ou mais pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, especialmente se ele estiver abalado por, por exemplo, um tratamento contra o câncer. O motivo seria o incentivo ao corpo para substituir as células velhas e fracas, informaram os especialistas. As informações são do Daily Mail. Valter Longo, especialista em longevidade da Universidade do Sul da Califórnia, disse que “quando você sente muita fome, o sistema tenta economizar energia, e uma das coisas que pode fazer para poupá-la é reciclar muitas das células do sistema imunológico que não são necessárias , especialmente aquelas já danificadas”. A equipe concluiu que jejuar por dois ou quatro dias a cada seis meses obriga o organismo a eliminar tanto a gordura, como as células velhas. "O corpo, em seguida, envia um sinal para regenerar e reconstruir todo o sistema celular", acrescentou o especialista. No caso de pacientes que passaram por quimioterapia, o jejum pode gerar, literalmente, um novo sistema imunológico, afirmou Longo.

Comente agora
06
Jun
Salvador: Mais de 170 mil não estão vacinados; campanha contra gripe vai até as 17
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:40h

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (6), às 17h, nos postos de saúde de Salvador. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Município, pelo menos 173 mil pessoas ainda estão desprotegidas contra a doença na capital baiana. Ainda de acordo com o órgão, a vacina ainda está disponível para idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade. A campanha que teve início no dia 22 de abril já imunizou mais de de 444 mil pessoas, número que corresponde a 72% dos mais de 617 mil indivíduos que compõem o público alvo no município. Segundo a Secretaria, a imunidade oferecida pela vacina da gripe aparece no indivíduo entre 10 a 15 dias após a sua aplicação e garante proteção em um período de um ano. (G1)

Comente agora
06
Jun
SUS marca exame para paciente morta por câncer depois de três anos do pedido
Postado por: Anacley Souza / 12:59h

Em 2011, uma senhora com suspeita de câncer tentou marcar um exame via Sistema Único de Saúde (SUS), em Fortaleza, como prova de detectar a doença. Três anos depois, a data do exame foi confirmada. O procedimento ficou estabelecido para o próximo dia 9 de junho. O problema é que a paciente, Maria de Fátima dos Santos da Silva, morreu em 2012, devido às complicações da doença, dois anos depois do agendamento do exame. Informações do UOL.

Comente agora
06
Jun
Exposição a sujeira, germes e pelos pode proteger bebês contra alergia e asma
Postado por: Anacley Souza / 11:19h

Recém-nascidos expostos a pelos de animais de estimação e ratos, fezes de baratas e uma variedade de bactérias domésticas no primeiro ano de vida podem estar mais protegidos contra alergias, chiado no peito e asma aos 3 anos de idade. A revelação é de um estudo publicado nesta sexta-feira no periódico Journal of Allergy and Clinical Immunology. A pesquisa confirma dados anteriores de que crianças que moram em centros urbanos são mais propensas à asma e à alergia do que aquelas de zonas rurais, mas traz uma revelação: os pequenos cercados por alérgenos e bactérias antes do primeiro ano de vida estão mais protegidos contra essas condições do que suscetíveis a elas. Segundo os autores do estudo, a descoberta pode ajudar a criar estratégias para prevenir asma e alergia. "Nosso estudo mostra que o timing de exposição inicial (aos alérgenos) pode ser crucial", afirma Robert Wood, autor do estudo e chefe da Divisão de Alergia e Imunologia do Johns Hopkins Children’s Center. "Isso nos diz que não apenas muitas das nossas respostas imunológicas são formadas no primeiro ano de vida, mas também que certas bactérias e alérgenos desempenham um papel importante em estimular e treinar o sistema imune." O estudo foi feito com 467 recém-nascidos americanos, acompanhados por três anos.

Comente agora
06
Jun
Maconha pode diminuir fertilidade masculina, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 09:57h

ista de malefícios da maconha ganhou mais um item: pode diminuir a fertilidade masculina. O estudo das Universidades de Sheffield e Manchester, ambas na Inglaterra, analisou os efeitos do estilo de vida sobre o esperma e desmentiu as teorias de que consumo de álcool, tabagismo, obesidade e roupa íntima apertada afetariam a possibilidade de ter filhos. Os dados são do jornal Daily Mail. Os cientistas analisaram dados de 2.249 homens que frequentam clínicas de fertilidade no Reino Unido e comparou a história médica e hábitos pessoais de participantes com menos de 4% do esperma normal e de outros cujo esperma era de melhor qualidade. Constatou-se que os do primeiro grupo tinham quase duas vezes mais chances de ter usado maconha nos três meses antes de fornecer a amostra, se tivessem menos de 30 anos, e de terem produzido a amostra nos meses de verão. Acredita-se que os homens mais jovens são mais afetados pelos produtos químicos da droga simplesmente porque são mais propensos a usar maiores quantidades dela. “Não esperávamos a influência do verão”, disse um dos líderes da pesquisa, o médico Allan Pacey. “Mas pode ser um efeito da luz solar. O comprimento do dia afeta nossos hormônios e a vitamina D em todos os tipos de formas.” Outra curiosidade do estudo é que a abstenção da atividade sexual por mais de seis dias melhorou a qualidade do esperma. (Revista Nossa Saúde)

Comente agora
06
Jun
Teste do pezinho é feito em 82% dos recém nascidos baianos, diz Apae
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:10h

A cobertura do Teste do Pezinho na Bahia alcançou, em 2013, a marca de 82,08% das crianças nascidas no estado. A informação é da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae Salvador), órgão responsável pelo teste nos 417 municípios baianos. Para comemorar os resultados, a Apae realizará uma ação às 10h desta sexta-feira (6), Dia Nacional do Teste do Pezinho, com pacientes que serão atendidos no ambulatório da entidade. De acordo com a Apae, em 22 anos a entidade já realizou a triagem em 2,7 milhões de recém-nascidos em todo o estado, dos quais 4.570 foram diagnosticados e recebem atendimentos da instituição. Segundo a gerente do Centro de Diagnóstico e Pesquisas da Apae Salvador, Inês Fontes, o objetivo é aumentar ainda mais o número de recém nascidos que fazem o teste. “O ideal que perseguimos é a ampliação do acesso à triagem e a conscientização das famílias sobre a importância da prevenção”, explica.

Comente agora
06
Jun
Anvisa divulga notas de restaurantes e outros locais de alimentação em 26 cidades do Brasil
Postado por: Anacley Souza / 07:32h

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgaram nesta quinta-feira, 05, o resultado de um estudo que categorizou os serviços de alimentação oferecidos por 2.075 estabelecimentos distribuídos por 26 cidades em todo o Brasil. Entre os municípios avaliados, 11 vão receber jogos da Copa do Mundo. Dos estabelecimentos categorizados, 38% obtiveram o selo A, que representa o padrão sanitário ideal; 41% ficaram na categoria B e 15% na C. Outros 6% foram avaliados como pendentes. Com relação aos serviços de alimentação nos aeroportos, 53% alcançaram a nota A; outros 39% ficaram com o selo B e 6% na C. Apenas 2% dos estabelecimentos não apresentaram condições sanitárias mínimas e foram classificados como pendentes. Somente os estabelecimentos das categorias A, B e C receberão o selo, que tem validade até agosto deste ano, e será afixado pela Anvisa na entrada do local. Os comércios classificados como pendentes terão um prazo para se adequar às normas da vigilância. Caso não corrijam as falhas podem sofrer sanções, que vão desde multa até a interdição, em casos mais extremos. A distribuição dos selos já começou a ser feita pela Anvisa. Os estabelecimentos do Distrito Federal serão os primeiros a receber a distinção. O processo de categorização se dividiu em três etapas: auto avaliação, primeiro e segundo ciclo.

Comente agora
06
Jun
Estudo: 14% dos adultos com até 39 anos têm memória falha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:02h

Um em cada sete adultos, com idade entre 18 e 39 anos, sofre problemas de memória, de acordo com pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. A tecnologia, segundo especialistas, pode ter papel importante na dificuldade do grupo de lembrar fatos passados. O estudo avaliou o estilo de vida de mais de 18 mil norte-americanos com idades entre 18 e 99 anos. As informações são do Daily Mail. Os voluntários acima dos 60 anos demonstraram mais problema de memória, mas os pesquisadores ficaram impressionados mesmo foi com o alto nível constatado entre os mais jovens. Depressão, baixo grau de educação, falta de exercícios e hipertensão foram fatores contribuintes e, quanto mais presentes, pior era a memória do voluntário. No caso dos jovens, o estresse deve ser o principal causador do problema. Além disso, o uso de aparelhos tecnológicos, como um computador e telefone celular também pode diminuir a atenção e tornar mais difícil a lembrança. Segundo os pesquisadores, embora lapsos de memória todos os dias não necessariamente levem à demência, os problemas para se lembrar de momentos já ocorridos ficam cada vez mais graves. Cultivar hábitos saudáveis e se manter em constante aprendizagem podem ajudar a fortalecer a área do cérebro responsável pela memória e até evitar Alzheimer.

Comente agora
05
Jun
Lei dos 60 dias passa a valer a partir do exame de diagnóstico de câncer
Postado por: Letícia Oliveira / 17:55h

O Ministério da Saúde publicou esta semana portaria que resolve impasse trazido pela Lei dos 60 Dias (12.732/12), que dá ao paciente de câncer o direito de ser tratado em até 60 dias após o diagnóstico da doença. Com a nova publicação, o que vale é a data do diagnóstico da doença no exame (laudo patológico). Pela regulamentação anterior, o prazo começava a valer apenas a partir da inclusão do diagnóstico no prontuário eletrônico, o que só acontece na primeira consulta depois que o resultado dos exames ficam prontos. Para a mastologista e presidente voluntária da FederaçãoBrasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Maira Caleffi,  a lei perdia o efeito com a antiga regulamentação, já que o prazo de 60 dias só começava a contar depois que o paciente conseguisse a consulta com o médico especialista, o que poderia levar meses para acontecer. “A lei já trazia essa nova determinação, mas veio a regulamentação e trouxe uma variável, com isso ficava mais difícil ter a contagem dos 60 dias”, explicou.

Comente agora
05
Jun
Tomar café da manhã queima 442 calorias a mais durante o dia
Postado por: Letícia Oliveira / 17:53h

As pessoas que tomam café da manhã queimam mais calorias e têm o nível de açúcar no sangue mais controlado do que aquelas que ficam muito tempo em jejum depois de acordar. Foi o que concluiu um estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido. As informações são do site inglês Daily Mail. Os estudiosos analisaram  pessoas com idade entre 21 e 60 anos por seis semanas e os dividiram entre aquelas que só podiam se alimentar depois do meio-dia e ficavam muito tempo em jejum e aquelas que deviam comer até 700 calorias antes das 11h, sendo metade delas, no máximo, duas horas depois de levantar da cama. Aqueles que tomaram café da manhã não abusaram dos lanchinhos no meio da manhã e ainda tiveram o metabolismo aumentado. Além disso, gastaram mais energia - cerca de 442 calorias a mais - durante o exercício físico do que aquelas que ficaram em jejum e apresentaram níveis de açúcar mais baixos no sangue. "A maioria das pessoas pensa que estas calorias são queimadas porque, depois do café, as pessoas não tomam lanches e também têm o metabolismo acelerado, mas na verdade é porque elas se sentem com mais energia e tendem a ser mais ativas, queimando mais calorias", explica o responsável pela pesquisa Dr. James Betts.

Comente agora
05
Jun
Cientistas criam espermatozoide robô que pode fazer mais do que fertilizar óvulos
Postado por: Anacley Souza / 09:23h

Segundo informações da BBC, uma equipe de engenheiros da Universidade de Twente, na Holanda, divulgou a invenção de um espermatozoide robótico que pode ser controlado por ímãs. Feito de polímero (macromoléculas) revestido com metal, o MagnetoSperm move a cauda para nadar rumo a seu objetivo e, de acordo com os cientistas, os espermatozoides robóticos serão úteis para levar medicamentos a alvos bem específicos e também ajudarão em novos métodos de fertilização in vitro. O formato do "espermatozoide-robô" imita a figura de um esperma de verdade, porém ele é cerca de seis vezes mais longo do que os reais. A camada de metal aplicada na cabeça permite que os cientistas controlem estes nanobots com um campo magnético. O MagnetoSperm é completamente artificial e feito em laboratório. O próximo passo, segundo os estudiosos, é aprimorá-lo para deixá-lo menor e mais rápido Esta não é a primeira criação de um esperma robótico. Há cerca de seis meses, pesquisadores alemães criaram um esperma ciborgue, que era uma célula de verdade, revestida de metal para ser guiada com ímãs.

Comente agora
05
Jun
Imunoterapia traz esperança para tratamento de câncer agressivo
Postado por: Anacley Souza / 08:58h

Resultados de estudos clínicos confirmam que a imunoterapia, classificada de Avanço do Ano pela revista Science, em 2013, pode fazer com que pacientes em estágio avançado de câncer sobrevivam por mais tempo do que se esperava – em alguns casos, até mesmo erradicando a doença. As descobertas foram divulgadas na Conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, nos Estados Unidos, que termina nesta terça-feira. A terapia foi usada no tratamento de melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, e de câncer de colo de útero, com resultados “animadores e impressionantes”, de acordo com os cientistas. O objetivo da técnica é curar a doença pela estimulação do sistema imunológico do paciente. Conhecida há cerca de cinquenta anos, ela só começou a apresentar resultados satisfatórios há pouco tempo, quando os cientistas ganharam mais conhecimento sobre o funcionamento do sistema imunológico e a terapia voltou a chamar a atenção.

Comente agora
04
Jun
Casos de Aids entre jovens gays é 'preocupante', diz ministro da Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:42h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta quarta-feira (4) que o avanço da Aids entre jovens gays é “extremamente preocupante”. "Temos uma tendência de estabilização e leve diminuição do coeficiente de incidência da Aids de maneira geral [na população brasileira]. Mas é extremamente preocupante o aumento de casos entre jovens gays e homens que fazem sexo com homens nos últimos dez anos, onde observamos uma tendência de crescimento", disse Chioro durante fala na Câmara dos Deputados. O governo tem recebido críticas pela diminuição de políticas voltadas à promoção da saúde desse grupo específico nos últimos anos. Em 2012, segundo o G1, o Ministério da Saúde mudou o foco de uma campanha de prevenção à doença. Inicialmente voltada para jovens gays, a publicidade foi alterada para público genérico. (BN)

Comente agora
04
Jun
Nova técnica dá esperança a pacientes com lesão na medula
Postado por: Letícia Oliveira / 17:45h
“Uma condição crônica, irreversível, incurável”. Era assim que o neurologista Acary Bulle, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explicava aos alunos do curso de medicina a situação dos pacientes com lesão na medula espinhal. Agora, a descrição da doença começa a mudar. Um novo método cirúrgico está ajudando pacientes com paraplegia ou tetraplegia a recuperar movimentos e funções perdidos pelo trauma medular. Feita por laparoscopia e implantação de neuroestimuladores, a técnica aplicada desde 2012 por uma equipe multidisciplinar do Hospital São Paulo, da Unifesp, beneficiou quatro pacientes no processo de reabilitação. A cirurgia consiste em implantar um neuroestimulador na região abdominal que vai se ligar, por meio de eletrodos, aos nervos femorais, que controlam o músculo quadríceps da coxa; aos nervos ciáticos, que controlam os pés e o quadril, e ao nervo pudendo, responsável pelo controle da urina e das fezes. O ginecologista Nucelio Lemos, que trouxe a técnica para o Brasil, explica que a neuroestimulação dos nervos existe desde a década de 1980. A novidade é o local de implante dos eletrodos. “Em vez de colocá-los na coluna, implantamos os eletrodos após a formação dos nervos, possibilitando respostas mais específicas aos estímulos elétricos”.
Comente agora
04
Jun
Cem orgasmos por ano ajudam na proteção da saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 16:46h

o que seja necessário algum motivo para fazer sexo, mas a medicina traz vários. Pesquisas de diferentes universidades mostram que a prática sexual regular contribui para uma vida mais saudável. “O ato sexual pode melhor a qualidade de vida e a saúde do casal”, resume o ginecologista José Maria Soares Júnior, do Instituto da Mulher, ligado ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Não precisa ser um atleta na cama, mas em alguns casos os benefícios são maiores para quem mantém relações sexuais mais frequentemente. Um estudo da Universidade de Bristol (Inglaterra) que monitorou mil homens durante 20 anos indicou que mortes repentinas por problemas de coração eram duas vezes mais comuns entre os participantes que disseram ter atividade sexual apenas baixa ou moderada. A frequência também influencia um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens, o de próstata. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, feita com 30 mil pessoas, mostrou que ejacular de 13 a 20 vezes por mês diminui em até 14% a incidência da doença, e ter mais de 21 ejaculações por mês leva a uma diminuição de até 33%. Nem sempre os estudos conseguem estabelecer uma relação precisa entre causa e efeito: quem faz mais sexo tem melhor saúde ou quem tem melhor saúde faz mais sexo? Mas é fato que um rala-e-rola bem feito libera substâncias que podem beneficiar o organismo. Por exemplo: a liberação do hormônio oxitocina que ocorre durante o sexo também ajuda na prevenção do câncer mais comum entre as mulheres: o de mama.

Comente agora
04
Jun
Itabuna vacina contra gripe até dia 6/6
Postado por: Letícia Oliveira / 15:42h

A Secretaria Municipal da Saúde em Itabuna disponibiliza até sexta-feira (6/6), nas unidades de saúde, a vacina contra gripe, cuja campanha nacional começou em abril. A Secretaria alerta para a necessidade de aqueles pacientes que tomaram a vacina em 2013 renovarem a imunização. Em 2014 o público alvo envolve crianças de seis meses a cinco anos incompletos, idosos, indígenas, detentos, pacientes com morbidades, profissionais da Saúde e mulheres até 45 dias após o parto. Em 2013, o público infantil contemplava apenas crianças com até dois anos incompletos. A coordenadora de Imunização, Gracilene Dias, destacou que gestantes e idosos são os grupos que menos compareceram e reforçou a importância da vacina. “Todos os inseridos como público-alvo devem tomar a vacina, especialmente, com a proximidade da Copa do Mundo, que promove o contato com muitas pessoas de fora do país ou do Estado”, afirmou. A população deve comparecer à unidade de saúde mais próxima para ser imunizada, munida da caderneta de vacinação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira. A vacina protege contra o vírus comum e três subtipos da doença: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B e pretende reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da influenza nesta época do ano. (Tribuna)

Comente agora
04
Jun
Dengue mata 5 pessoas na Bahia em 2014 e atinge 73 mil em 12 meses
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:09h

Desde o início do ano o número de pessoas afetadas é de 10.841, segundo dados notificados pela Secretaria Estadual de Saúde. Na última semana, uma criança de seis anos moradora de Itabuna morreu no Hospital de Ilhéus após apresentar sintomas da doença, mas o diagnóstico ainda não foi confirmado pelos exames. Os números foram apresentados na manhã de ontem (3), na reunião do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, realizada no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, Centro Administrativo da Bahia. No entanto, a estatística apresentada pode não representar o número real de casos no estado. “Estamos trabalhando com a hipótese de haver subnotificação por conta da mudança do sistema de registro de ocorrências. Mesmo com a capacitação do pessoal que opera o sistema, existe esta possibilidade”, explicou a coordenadora do comitê, Elisabeth França. Além do diagnóstico da doença no estado, o comitê discutiu estratégias de atuação específicas de combate ao mosquito no período da Copa do Mundo. “Não queremos que os visitantes deixem legado negativo no nosso estado. Todo o lixo produzido no período tem que ser descartado corretamente para que a gente não sofra as consequências no próximo verão”, ressaltou. Ainda segundo ela, o primeiro semestre é o período de maior incidência dos casos de dengue, doença que há vinte anos atormenta a população baiana.

Comente agora
04
Jun
Noivo perde barriga em oito semanas e ganha abdômen definido
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:05h

O editor inglês Ben Ince, de 29 anos, não queria parecer um "pateta" no dia de seu casamento, por isso decidiu se inscrever em um treinamento intensivo de oito semanas. Os resultados foram 10 centímetros a menos de cintura e redução da gordura do corpo de 18% para 7%. As informações são do site Daily Mail. Apesar de ter sido magro a vida toda, depois dos 25 anos Ben viu a idade, um trabalho puxado, a falta de exercício físico e um amor por cheesecake como sobremesa lhe darem uma generosa "barriguinha de cerveja". Mas, com a chegada do casamento, ele procurou o personal Rich Phillipps para uma solução. Para começar, mudanças radicais na alimentação. Foram duas semanas com uma dieta à base de proteínas que incluia no cardápio um quilo de carne e peixe diariamente acompanhados de vegetais verdes, castanhas e água. Depois desse período detox, os carboidratos foram sendo inseridos aos poucos ao longo dos dois meses de "projeto casamento". "Tive que aprender a comprar as coisas certas, o que não era muito barato, e a cozinhar minhas refeições com precisão militar. De repente, o arroz integral tinha se tornado o ponto alto da semana na minha gastronomia", disse. 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com