As comentadas

Bom dia , Terça-feira, 30/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

11
Nov
HRSAJ participa da 2ª edição do Projeto Todos Pela Cidadania
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:51h

Profissionais do Programa Internação Domiciliar (ID) que fazem parte da equipe do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus participaram neste domingo, 10, da 2ª edição do Programa 'Todos Pela Cidadania' promovido pela 4ª Dires. O evento que tem levado serviços de Saúde e entretenimento  para vários bairros do município, desta vez contemplou famílias do Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo a coordenadora do ID, Dra. Lívia Araújo, ações que promovam  a responsabilidade social e diversidade precisam ser cada vez mais  ampliadas.  “Sabemos da importância de serviços de Saúde para as comunidades e este projeto 'Todos Pela Cidadania' vem somar aos trabalhos que desenvolvemos no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, por isso continuamos sendo parceiros e parabenizando a iniciativa”, pontuou Dra. Lívia. Durante toda manhã os moradores contaram com serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste sigiloso HIV/Aids,  orientações sobre doenças,  Amigas do Peito, serviços de atendimento odontológico e ortopédico, além de entretenimento para a criançada como: pula-pula, tobogã, piscina de bolinhas, entre outros. 

Comente agora
11
Nov
Novo teste identifica risco de ataque cardíaco
Postado por: Anacley Souza / 09:19h

Cientistas escoceses desenvolveram uma nova forma de escanear o coração que pode ajudar a identificar o risco de ataques cardíacos. A técnica detecta a formação de placas nas artérias que levam sangue ao coração. Se uma dessas placas de gordura se rompe, a artéria pode ficar obstruída, bloqueando o fluxo do sangue e provocando o ataque cardíaco. O estudo de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, foi publicado na revista científica de medicina "Lancet". Eles usaram um marcador radiativo - uma substância química que ajuda a detectar as placas. Os cientistas conseguem visualizar essas placas com imagens de alta resolução do coração e das veias. Assim, eles conseguem obter um retrato detalhado do coração, com as zonas de perigo claramente identificadas. Uma técnica semelhante é usada para detectar o local exato de tumores em pacientes com câncer. Os primeiros testes foram feitos com 40 pacientes que haviam sofrido ataques cardíacos recentes. Com a técnica, os pesquisadores conseguiram localizar as zonas de perigo nas artérias em 37 deles. Esta é a primeira vez que se consegue localizar as placas usando agentes químicos.

Comente agora
11
Nov
Encontro discute avanços no tratamento da catarata na capital Baiana
Postado por: Anacley Souza / 09:02h

Um encontro em Salvador nesta segunda (11) vai discutir avanços e benefícios do uso do LenSx Laser System no tratamento da catarata. O Grand Round, evento realizado pelo Hospital Humberto Castro Lima (HHCL) e previsto para começar às 19h, na Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, discorrerá sobre o LenSx Laser System, que é uma das mais novas tecnologias no tratamento da catarata e permite a automatização de etapas do procedimento cirúrgico, antes realizadas manualmente. De acordo com especialistas, as cirurgias com esse recurso tendem a ser mais precisas, permitindo melhor posição da lente intraocular implantada, além de diminuir a possibilidade de perda celular. Erros fracionais, como miopia, astigmatismo e presbiopia (a famosa vista cansada), também são diminuídos, o que melhora a percepção visual do paciente. Um dos palestrantes confirmados no evento é o especialista Marco Polo Ribeiro. O encontro é aberto para profissionais e os interessados podem se inscrever gratuitamente através do e-mail diretoriamedica@hhcl.org.br ou por meio do telefone (71) 3173 8218. (Bahia Notícias)

Comente agora
11
Nov
Hemoba de Feira de Santana sofre com baixo estoque de sangue
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:24h

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) de Feira de Santana (Centro Norte baiano) sofre com um déficit de 200 bolsas de sangue por mês. A unidade é responsável pelo fornecimento do material sanguíneo para os hospitais Geral Clériston Andrade e Estadual da Criança. Mesmo com a doação de 400 bolsas por mês, a fundação precisa entregar cerca de 600 bolsas para os hospitais. Segundo a coordenadora do Hemoba, Luciene Barreto, pelo fato de Feira ser pólo de várias cidades, gera uma demanda crescente de sangue pelos casos de acidentes de trânsito, violência urbana e patologias agravadas no entorno da cidade, sem falar que a situação piora com a proximidade de festas. Luciene diz que em geral as pessoas se mobilizam para doar sangue quando o necessitado é parente ou amigo, mas poucas se tornam doadoras frequentes. Para fazer a doação, é necessário estar em boas condições de saúde, ter peso acima dos 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos. Quando for doar, a pessoa não deve estar em jejum. Informações do A Tarde.

Um comentário
11
Nov
Sessão especial na Câmara de Santo Antonio de Jesus debate o Novembro Azul
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:10h
Nesta segunda-feira (11) a partir das 19h, uma sessão especial na Câmara de Vereadores, vai debater o câncer de próstata. O Novembro Azul é o mote da campanha contra a doença e alerta para a importância da prevenção através do exame do toque. Segundo o médico e vereador Francisco Freire, profissionais da área de saúde estarão na sessão explicando sobre a prevenção, os riscos da doença e a importância do exame precoce. “Os médicos Jackson Oliveira, Leonel Cafazeiro e João Neiva vão tirar as dúvidas dos homens e debaterão sobre a importância do exame. O Câncer é a doença que mais mata no mundo depois das doenças do coração. O exame é importante e deve ser feito”, alertou. Depois da sessão especial sobre o Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre o câncer de mama, agora é o Novembro Azul, que chama a atenção dos homens para os riscos do câncer de próstata. O Homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta. De acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados mais de 50 mil casos por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. O dia 17 de novembro passou a ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. 
Comente agora
10
Nov
Autoexame no testículo é importante para detectar câncer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:08h

A maioria dos homens ainda desconhece o papel do autoexame testicular para a detecção precoce de câncer. Especialistas explicam, no entanto, que as chances de cura aumentam se a doença for detectada e tratada precocemente. A maior incidência deste tumor é em homens jovens, com idade entre 15 e 35 anos. Segundo o urologista Pedro Ivo Ravizzini, especialista do núcleo de urologia do Hospital Samaritano de São Paulo, o autoexame é simples. “O exame é feito com os dedos indicador, polegar e médio, das duas mãos. O ideal é fazer depois de um banho quente, de frente para o espelho, pois o escroto estará mais relaxado e é mais fácil do paciente apalpar o testículo”, explica o urologista. Segundo ele, o exame deve ser indolor. “A apalpação deve buscar nódulos ou endurecimentos generalizados, e os nódulos geralmente são indolores”. 

Comente agora
09
Nov
Cuscuz e café fraco são os "desafios" para a adaptação de médicos cubanos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:17h

A língua portuguesa não é a única novidade à qual os médicos cubanos tiveram que se acostumar. Essa, aliás, eles dizem que foi uma dificuldade superada logo nos primeiros dias de trabalho. Apesar da experiência internacional em países pobres, no interior de Pernambuco algumas ditas contradições sociais e hábitos peculiares surpreenderam os estrangeiros. Nelson Lopez, 44, já trabalhou na Venezuela e na Gâmbia, mas impressionou-se quando famílias pobres da zona rural de Frei Miguelinho (PE), onde a água do posto de saúde é armazenada em baldes, pediram fotos com ele para postar nas redes sociais. “Um lugar pobre, com essas condições, e as pessoas têm Facebook, internet. É uma coisa um pouco contraditória”, disse, admirado. Além disso, Lopez se disse chocado com o consumo indiscriminado de remédios controlados. Especialista em medicina tradicional, faz palestras explicando o perigo e apresenta chás e infusões feitos com plantas da região. Fora do consultório, o desafio é se adaptar a hábitos exóticos. Quando a reportagem visitou o município, na semana passada, ao lado do posto de saúde um grupo tentava caçar um lagarto para o almoço daquele dia. O médico ainda não precisou experimentar o animal, mas tenta se habituar a comer cuscuz todos os dias em pelo menos duas refeições, além do café fraco e doce. 

Comente agora
09
Nov
Cresce número de transplantes na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:38h

Nos últimos cinco anos, o programa de transplantes da Bahia tem evoluído consideravelmente com aumento do número de doação e de transplantes superior que chega a 200%. De acordo com o coordenador da Coset - Coordenação da Central Estadual de Transplantes -, Eraldo Moura, o aumento se dá graças aos investimentos feitos pelos governos estadual e federal e ao maior envolvimento dos profissionais de saúde. Somente nos últimos dois anos, cerca de 1.400 pessoas foram diretamente beneficiadas com o transplante na Bahia, além das suas famílias que também têm um benefício indireto com a qualidade de vida do familiar transplantado. Dentro dessa estatística, o coordenador da Coset, Eraldo Moura, lembra que 410 doações foram entre múltiplos órgãos e córneas. Dados do Ministério da saúde comprovam essa disposição que os brasileiros têm tido em doar órgãos.

Comente agora
09
Nov
Um terço da população sofrerá com doenças e agravos não transmissíveis até 2020
Postado por: Letícia Oliveira / 14:16h
As doenças e agravos não transmissíveis (DANT) respondem pelas maiores taxas de morbimortalidade no Brasil, sendo responsáveis por 70% dos gastos assistenciais do Sistema Único de Saúde, segundo Ministério da Saúde. Ligadas diretamente à alimentação inadequada, sedentarismo e ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, estima-se que até 2020 pelo menos um terço da população mundial seja acometida por uma dessas doenças. Em Salvador, dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel revelam que apenas 15,3% da população adulta soteropolitana praticam atividade física regularmente, sendo este percentual maior entre os homens (22,3%), em comparação as mulheres (9,5%). Com o objetivo de conscientizar a população para a adoção de uma vida mais saudável, a Secretaria Municipal da Saúde realiza neste domingo (10), a partir das 8 horas, no Dique do Tororó, a 2° edição da Caminhada da Saúde. Mais de mil pessoas entre profissionais de saúde e usuários da rede municipal são esperados no evento.  (Ascom-Saúde)
Comente agora
09
Nov
Obesidade na mulher causa problemas na bexiga e leva à incontinência urinária
Postado por: Letícia Oliveira / 11:22h

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que a obesidade entre os brasileiros aumentou 54% entre 2006 e 2012. Fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial, a obesidade também influencia o surgimento de problemas associados como a Incontinência urinária e cistocele, popularmente conhecida por bexiga baixa. A Incontinência urinária tem alta prevalência na população e afeta de maneira significativa a qualidade de vida. Estima-se que 20% da população feminina acima de 40 anos apresente algum grau de incontinência urinária e tem como fator de risco a obesidade. A cistocele ocorre devido à perda da sustentação da bexiga feita pelos músculos e ligamentos da pelve. Um dos primeiros sintomas é a incontinência urinária. “Em torno de 40% das pacientes com incontinência urinária apresentam algum tipo de prolapso vaginal”, comenta o urologista e responsável do Centro de Micção do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, Fernando Almeida. Considera-se fator de risco mulheres cujo Índice de Massa Corporal (IMC) está acima dos 26. O IMC é padrão internacional para avaliar o grau de obesidade e pode ser calculado dividindo o peso (em quilos) pela altura ao quadrado (em metros).

Comente agora
09
Nov
Diabetes mata 479 mil em 10 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 09:43h

A aposentada Ester Santana, 73 anos, é uma entre centenas de baianos que luta para controlar a doença. “Por conta do descuido em toda a minha vida, hoje vivo com limitações. Não posso comer de tudo e tive que mudar a minha vida para poder viver melhor. Além disso, eu fumava desde a adolescência e só parei há dois anos depois que sofri um infarto. Vivo à base de medicamentos. Se pudesse voltar no tempo, teria mais cuidado com minha saúde, mas na época eu não tinha conhecimento”, desabafou a aposentada que tem diabetes há mais de dez anos. Cuidar da alimentação, praticar atividade física ou parar de fumarainda não são fatores reconhecidos pela população como medidas para prevenir o diabetes tipo 2, segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A maioria dos entrevistados na pesquisa disse acreditar que apenas evitar o consumo de açúcar é suficiente para evitar a doença. Essa percepção, conforme a entidade é um antigo mito que dificulta o tratamento. Ester Santana faz parte dos quase 25 milhões de pessoas na América Latina portadora da doença, sendo que praticamente, a metade delas se encontra no Brasil. No levantamento feito pela (SBD), nos últimos 10 anos, o diabetes matou mais de 479 mil pessoas no país. Embora estimativas do Ministério da Saúde mostrem que quase 10% da população com mais de 35 anos tenha diabetes, cerca de 73% dos pacientes tipo 2 e 79% do tipo 1, estão com os níveis glicêmicos fora dos índices recomendados.

Comente agora
09
Nov
Som intenso é responsável por até 35% das perdas auditivas, diz jornal
Postado por: Letícia Oliveira / 07:44h

Neste domingo (10), está marcado o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Surdez. Uma das principais causas do problema é a exposição a sons de alta intensidade. Segundo matéria do A Tarde, cerca de 30% a 35% das perdas auditivas são oriundas da exposição a sons intensos, sejam em ambientes profissionais ou de lazer (como shows ou aparelhos eletrônicos). O limite extremo permitido à exposição a sons é de 85 decibéis. Depois desse patamar, há risco de a pessoa perder a audição, com fatores que dependem da intensidade do som (volume), tempo de exposição e sensibilidade individual. A Sociedade Brasileira de Otologia informa que o volume de aparelhos de som individuais (como os tocadores de MP3) pode chegar a 100-110 decibéis. No Brasil, não há limite para intensidade de som na fabricação destes aparelhos, ao contrário de alguns países que já restringem a intensidade no momento em que os equipamentos são feitos, como o Canadá.

Comente agora
08
Nov
SUS vai oferecer em 2014 novos medicamentos para tratar câncer de pulmão
Postado por: Anacley Souza / 13:04h

Quatro novos medicamentos contra o câncer de pulmão e a hipertensão arterial pulmonar devem ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014. Atualmente, esse tipo de medicação é obtida somente através de ordem judicial. Com a medida publicada nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União, a ambrisentana e a bosentana (usadas no combate à hipertensão arterial pulmonar) e o erlotinibe e o gefitinibe (contra o câncer de pulmão) vão passar a ser oferecidos na rede pública de saúde de todo o país. Assim, fica determinado que os medicamentos contra a hipertensão arterial pulmonar serão oferecidos a pacientes que já tentaram tratamento com outro remédio (sildenafila), mas precisam de alternativa; ou como primeira tentativa em situações especiais como menores de 18 anos e pacientes com HIV que usam antirretrovirais. Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia apontam entre três a quatro mil pacientes com a enfermidade no país. De acordo com Anderson Silvestrini, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, mais de 20% dos pacientes são elegíveis à utilização dos remédios, que podem reduzir o avanço e a mortalidade associada à doença. (Agência Brasil)

Comente agora
08
Nov
Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana inaugura serviço de oncologia pediátrica
Postado por: Anacley Souza / 12:06h

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e da IMIP Hospitalar, inaugura oficialmente, no próximo dia 19, o Serviço de Oncologia Pediátrica da unidade, que irá atender crianças de Feira de Santana e municípios circunvizinhos. O evento contará com a presença do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e outras autoridades.O setor, que ocupa o 5º andar do HEC, conta com 13 leitos para internação, ambulatório e quimioteca, para a realização de quimioterapia e brinquedoteca, para que os pequenos possam se distrair com jogos, televisão, livros e música. O atendimento será destinado aos pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer, com idades entre zero e 15 anos incompletos. O serviço conta com a parceria e assistência do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC), entidade filantrópica que tem como objetivo dar suporte às crianças carentes do estado da Bahia e às suas famílias, com apoio psicossocial para que o paciente não abandone o tratamento contra a doença.

Comente agora
08
Nov
Autismo pode ser identificado nos primeiros meses de vida, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:51h

Uma pesquisa conduzida por cientistas americanos sugere que o autismo, disfunção que afeta a capacidade de socialização do indivíduo, pode ser identificado em bebês com até dois meses de vida. Os estudiosos analisaram o olhar das crianças, do nascimento até os três anos, em direção aos rostos de outras pessoas . Eles descobriram que as crianças posteriormente diagnosticadas com autismo mantinham, um contato visual reduzido - uma das marcas do transtorno - nos primeiros meses de vida. A pesquisa, publicada na "Nature", aumentou as esperanças de que o autismo seja tratado mais precocemente, afirmou um cientista britânico. No estudo, pesquisadores liderados pela Escola de Medicina da Emory University em Atlanta, nos Estados Unidos, usaram uma tecnologia de rastreamento visual para medir a forma como os bebês olhavam e respondiam a estímulos sociais. Eles concluíram que as crianças posteriormente diagnosticadas com autismo mostraram um declínio gradativo na capacidade de manter um contato visual constante com os olhos de outras pessoas a partir da idade de dois meses, quando começaram a assistir vídeos de interações humanas.

Comente agora
08
Nov
Direito ao Planserv será estendido a comissionados com mais de dez anos no estado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:34h

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o projeto de lei que aumenta o público beneficiado do Planserv, o plano de saúde de servidores do Estado. Pelo texto, além dos servidores concursados, ficarão assistidos também, após a aposentadoria, os funcionários que ocupem cargos comissionados por no mínimo dez anos. No mesmo projeto, foi acatada também a decisão que reduz de dez para dois anos, sem interrupção, a exigência do exercício do cargo comissionado. O autor do ajuste, deputado Carlos Gaban (DEM), disse que a aprovação assegura o benefício na aposentadoria dos funcionários comissionados que podem perder a função a cada troca de governo. A decisão ocorreu na sessão da Assembleia da última quarta-feira (6). Informações do A Tarde.

Comente agora
08
Nov
Planos deverão oferecer prótese para incontinência após câncer de próstata
Postado por: Anacley Souza / 07:00h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que, a partir de janeiro de 2014, os planos de saúde do país ofereçam um esfíncter urinário artificial aos pacientes com câncer de próstata que fizerem cirurgia de remoção total da glândula e ficarem com incontinência urinária mesmo após um ano da operação. Até então, os homens com essa sequela precisavam entrar na Justiça para adquirir o direito à prótese.  Esse aparelho substitui a função do esfíncter natural, um músculo em forma de anel que envolve a uretra e controla a liberação da urina. Como ele fica quase "grudado" na próstata, pode acabar enfraquecido após a cirurgia. Segundo o urologista Carlos Sacomani, do Hospital A.C. Camargo, entre 5% e 10% dos indivíduos que retiram totalmente essa glândula – exclusiva do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e responsável por armazenar um fluido que compõe o sêmen – apresentam algum tipo de perda involuntária de urina, que pode ser leve, moderada ou grave."O esfíncter artificial é indicado para os casos mais sérios ou para aqueles que não responderam a tratamentos anteriores, como fisioterapia pélvica. Consideramos que um paciente grave é aquele que precisa usar fraldas ou mais de três absorventes higiênicos por dia para conter a urina", explica.

Comente agora
07
Nov
Suspeitos de assalto a BB de Mucugê morrem em troca de tiros com a PM
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:17h

Dois indivíduos ainda não identificados foram mortos, no final da tarde desta quinta-feira (7), em confronto com policiais da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa) na zona rural de Canarana região da Chapada Diamantina. Existe a suspeita de que a dupla tenha envolvimento com o roubo ao Banco do Brasil do município de Mucugê, ocorrido nesta quarta-feira (6). Os corpos estão sendo deslocados para o IML de Irecê. 

Comente agora
07
Nov
Vacina terapêutica para herpes genital reduz carga viral em 34%
Postado por: Letícia Oliveira / 19:44h

O laboratório americano Agenus Inc anunciou, nesta quarta-feira (7), resultados considerados positivos de estudo duplo-cego, de fase 2, de vacina terapêutica para o tratamento de pacientes com vírus de Herpes simplex-2 (HSV-2): a Herpes genital. A HerpV contém uma mistura definida de peptídeos representando antígenos de HSV-2, mais o componente chamado pela empresa de Agenus QS-21 StimulonTM. Um total de 80 indivíduos com um histórico de herpes recorrente nos 12 meses anteriores ao início do estudo foram selecionados aleatoriamente. Deste total, 70 pacientes receberam o tratamento ativo, HerpV e QS-21 StimulonTM, e 10 indivíduos receberam placebo. Três injeções de HerpV, a uma dose de 240ìg ou placebo foram administradas em intervalos de 2 semanas com um período raspagem genital 45 dias antes e depois do período de vacinação. O material colhido dos pacientes foi enviado para o laboratório da Universidade de Washington para a análise por PCR do vírus HSV-2. Os resultados sugerem uma redução de 15% na excreção viral após o período de tratamento inicial antes da administração da injeção de reforço. Os resultados também demonstram uma redução na carga viral de 34%.

Comente agora
07
Nov
Brasil fecha acordo para fazer remédio para câncer e artrite
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:19h

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (7) um acordo com dois laboratórios privados para a produção de seis medicamentos – Rituximabe, Bevacizumabe, Cetuximabe, Trastuzumabe (para diferentes tipos de câncer), Etanercepte e Infliximabe (para tratamento de artrite). Esses medicamentos são os primeiros de um grupo de 14 remédios para tratamento oncológico e de doenças degenerativas que o governo quer passar a fabricar. O acordo, chamado de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), foi firmado com o laboratório multinacional Merck e com o brasileiro Bionovis. Pelo acordo, o Bionovis receberá da Merck a tecnologia necessária para a fabricação dos medicamentos e a repassará a institutos públicos (Fundação Oswaldo Cruz e Instituto Vital Brasil). Durante o período do acordo (cinco anos), o governo assegura a compra dos medicamentos dos laboratórios privados.

Comente agora
07
Nov
Município de Santo Antônio de Jesus recebe a Estratégia Saúde em Movimento do Governo do Estado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:08h

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado estará recebendo a Estratégia Saúde em Movimento. A adesão para realização desta ação ocorreu na última segunda-feira (04/11), em reunião com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Jorge Solla, com o Prefeito, Humberto Leite e a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Laurijane Mercês. Esta é uma ação do Governo do Estado que tem como características garantir a resolutividade e a promoção da integralidade do atendimento à população, através da oferta de consultas oftalmológicas e exames complementares para diagnóstico e realização do tratamento cirúrgico de catarata. Podem participar desta ação pessoas acima de 60 anos, alunos matriculados no TOPA e alunos do ensino fundamental com necessidade de consulta via relatório médico. Pessoas com deficiência visual e/ou já diagnosticadas com catarata congênita ou traumática, também poderão participar. A triagem será feito no local para identificação da necessidade do procedimento.

Comente agora
07
Nov
Baiano diz que soluça há três anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:41h
Um morador do município de Santa Maria da Vitória, situado no extremo oeste da Bahia, afirma que sofre com soluços há mais de três anos. Segundo o digitador Luciano Bragança Bahia, de 55 anos, o problema começou em dezembro de 2009, quando ele estava em um bar com uma amiga. “Começou do nada. Eu estava conversando, tomando uma cerveja. Achei que foi por causa da cerveja, mas não foi. Como demorou muito procurei um médico”, relata Luciano, que enviou a história por meio da ferramenta VC no G1. Ao longo dos três anos em que está soluçando, Luciano conta que procurou uma série de especialistas e passou por diversos procedimentos cirúrgicos. Nenhum deles solucionou o problema. “Primeiro fiz uma endoscopia. Ela constatou pangastrite, esofagite de refluxo e uma hérnia de hiato. Aí a médica pediu que eu fosse para Brasília. Lá fiz o tratamento.
Comente agora
07
Nov
Hérnias em mulheres: especialista diz que diagnósticos mascaram problema
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:18h
Mulheres que procuram ajuda médica para tratar miomas, endometriose, cistos ovarianos ou complicações de cirurgias pélvicas, podem na verdade ter uma hérnia incomodando. Segundo o cirurgião Silvio Gabor, o equívoco acontece por conta das dificuldades de diagnosticar o problema. “Além disso, muitas vezes, as mulheres não exibem o inchaço característico de uma hérnia, tornando o diagnóstico mais difícil. As mulheres também podem queixar-se primeiro a um ginecologista, que pode considerar o problema uma ‘questão feminina’ como a causa da dor, em vez de uma hérnia”, explica Gabor. O médico diz que as hérnias podem aparecer em vários locais, não só no abdome, como é frequente. O “defeito” ocorre quando as camadas da parede abdominal enfraquecem, e, depois, rasgam e criam uma passagem pela musculatura, o que forma um “buraco”, conhecido como anel herniário. O sinal mais comum e perceptível de uma hérnia é uma saliência na virilha ou na área abdominal. Este sintoma pode ser tão leve em algumas mulheres que pode passar despercebido. Veja abaixo os tipos mais frequentes de hérnia e a localização delas: 
Epigástrica: aparece na linha média entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifoide (osso que se palpa logo acima da “boca do estômago”); 
Comente agora
07
Nov
Entidade muda idade mínima para exame de próstata de 45 para 50 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:12h

Uma nova recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) muda de 45 para 50 anos a idade para que seja feito o primeiro exame de próstata. Segundo tipo de câncer mais comum entre homens brasileiros e o sexto em ocorrência no mundo entre todos os tumores, a neoplasia é motivo de ação de entidades de saúde durante o Novembro Azul. A SBU informa que homens negros ou com casos da doença na família devem fazer o teste a partir dos 45 anos. Anteriormente, a idade mínima para esses casos era de 40 anos. A entidade ressalta, porém, que a idade mínima para o exame é apenas uma orientação, por conta de já existir um protocolo nacional de rastreamento para este tipo de câncer. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) não recomenda exames de rastreamento na ausência de sintomas. A SBU diz que a mudança de idade para o exame de próstata está de acordo com as últimas descobertas científicas e deve diminuir o excesso de diagnósticos de tumores pouco agressivos. Informações da Folha.

Comente agora
07
Nov
Genicologista de plantão: Dr. Christian Ferraz tira dúvidas de internautas do Voz da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 14:25h

O Médico Ginecologista Christian Ferraz, em entrevista a Rádio Recôncavo FM, esclareceu dúvidas da população sobre saúde genital feminina e métodos contraceptivos. 

Internauta 1- Sempre que urino sinto dores. Porque isso ocorre?

Dr. Christian Ferraz - o sintoma urinário é uma das queixas que levam a mulher ao ginecologista. É importante, a mulher perceber ao urinar, desconfortos, seja eles, ardência, dor pélvica, aquela sensação d de peso na barriga, ou até mesmo, urinar várias vezes (polaciúria). É importante fazer uma avaliação médica; pode ser uma infecção do trato urinário, uma cistite, que é bastante comum. A importância do tratamento preventivo é essencial, porque muitas das infecções podem ascender e causar algo mais sério, como assepsia, que é a infecção generalizada. 

Internauta 2- Mesmo usando pílula meu fluxo menstrual vem muito forte. O uso do anticoncepcional continuo pode prejudicar o útero? Quais as consequências?

Dr. Christian Ferraz - A pílula anticoncepcional não causa nenhum dano uterino. O hormônio não acumula, tanto que deve-se repetir senão ela não funciona. Ela tem a propriedade de fazer um nível hormonal de apenas 24h. antigamente elas tinham uma dosagem muito alta, existem poucas no mercado. Essas sim tem efeito acumulativo e podem atrapalhar a fertilidade. As pílulas mais modernas tem uma quantidade menor de hormônios e a mulher pode interromper o uso e engravidar rapidamente. Quanto ao fluxo menstrual intenso, é necessário a pessoa procurar um médico de confiança e relatar ocorrido para que este possa fazer uma avaliação.  É importante Com o uso do anticoncepcional o que ocorre atualmente é o contrario. Normalmente ele diminui o fluxo. 

Comente agora
07
Nov
SSA: Jornada de neurologia debate tratamento avançado do AVC
Postado por: Anacley Souza / 12:29h

A 21ª Jornada Norte-Nordeste de Neurologia, que acontece em Salvador desde esta quarta-feira (6), vai debater, entre outros temas, o tratamento avançado do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A discussão sobre AVC ocorre nesta sexta (8),  e durante a apresentação serão apresentados novos medicamentos, além de técnicas e terapias criadas nos últimos dois anos para prevenir e tratar a doença cardiovascular. Segundo a organização, o painel acontece no final da manhã, no auditório Gregório de Matos, na sala 1 do Hotel Pestana, no Rio Vermelho. Um dos palestrantes, o pesquisador e neurocirurgião, Marcus Vinicius, alerta para a importância do atendimento multidisciplinar no processo de diagnóstico do AVC. “Para se ter um diagnóstico eficaz, é preciso dispor de um bom serviço de emergência, com base na tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultra-sonografia, angiografia e outros equipamentos específicos da área. Além de um trabalho integrado com as equipes de neurologia, neuroradiologia e neurocirurgia”, afirmou. infromações do Site Abneuro.

Comente agora
07
Nov
'Saúde em Movimento' atenderá moradores de Santo Antonio de Jesus e região, diz secretária
Postado por: Anacley Souza / 10:29h

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o governo do Estado trará para o município de Santo Antônio de Jesus um programa estratégico de ‘Saúde em Movimento’. Laurijane Mercês, secretária de saúde em entrevista a Rádio Andaiá FM, contou que esteve em reunião com o secretÁrio de saúde do estado Jorge Solla no dia 4 de novembro, onde este ofertou a possibilidade da implantação do projeto na cidade. Laurijane informou que a parceria de serviços será voltado para a oftalmologia, “teremos ainda neste mês de novembro em média de mil consultas durante 7 dias e mais de 250 cirurgias de catarata, queremos ofertar tanto para o município quanto para região circunvizinha”, disse. Segundo Mercês, as conversas sobre a implantação ainda seguem na diretoria de projetos estratégicos do estado “eles estiveram aqui conosco em uma comissão entre os secretários do município e diretores da secretaria de saúde para esta pontuando algumas necessidades de responsabilidade do município e do estado”, comenta. A secretaria conclui dizendo que a previsão do início do programa é do dia 24 há ao dia 30 de novembro, onde os profissionais responsáveis ofertarão serviços de qualidade para toda a população.

Redação Voz da Bahia Anacley Souza

Comente agora
07
Nov
Vacina brasileira contra o HIV começa a ser testada em macacos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:13h

Começaram nesta semana os testes em macacos da vacina contra o HIV, que está sendo desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto Butantan. Os quatro animais começaram a ser imunizados com a vacina que contém partes do vírus. Depois, os macacos receberão um vírus modificado que causa o resfriado como parte dos estudos para desenvolver o imunizante. Segundo Edecio Cunha Neto, um dos pesquisadores responsáveis por conduzir o projeto, o diferencial da vacina é usar partes do vírus que não se alteram. “Um dos grandes problemas de se fazer uma vacina contra o HIV é que ele é hipervariável”, ressalta ao explicar que o genoma do vírus pode varia até 20% entre dois pacientes. “Nos componentes que nós escolhemos para colocar na vacina estão somente as regiões mais conservadas do vírus, ou seja, aquelas que não variavam de um HIV para o outro”, destacou.

Comente agora
07
Nov
Falar dois idiomas pode retardar a demência, apontam estudiosos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:24h

As pessoas que falam dois idiomas podem afastar a demência por anos, independente de terem ou não a habilidade de ler nas duas línguas, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira no periódico americano "Neurology". O estudo é o primeiro do tipo a demonstrar que os efeitos protetores do bilinguismo podem se estender para as pessoas que são analfabetas. Os cientistas acompanharam 648 pessoas na Índia. Todas tinham sido diagnosticadas com algum tipo de demência e tinham 66 anos, em média. Ao analisar os dados, eles descobriram que aqueles que falavam dois idiomas desenvolveram demência cerca de quatro anos e meio mais tarde do que os falantes de um único idioma. As diferenças se mantiveram independentemente de conseguirem ler ou não, já que 14% dos participantes do estudo eram analfabetos.

Vantagem
O início tardio de perda da memória, resultante da demência vascular ou da doença de Alzheimer, também foi observado independente de fatores como educação, gênero, ocupação ou residência rural ou urbana. "Nosso estudo é o primeiro a reportar uma vantagem de falar dois idiomas nas pessoas que não conseguem ler", afirmou a autora do estudo, Suvarna Alladi, do Instituto Médico Nizam em Hyderabad, Índia. Segundo ela, a pesquisa sugere "que o nível de educação de uma pessoa não é uma explicação suficiente para esta diferença". "Acredita-se que falar mais de um idioma leve a um melhor desenvolvimento das áreas do cérebro que desempenham funções executivas e tarefas de atenção, o que pode ajudar a proteger (o indivíduo) do início da demência". De acordo com a pesquisa, não há efeito protetor adicional contra a demência entre pessoas participantes do estudo que falavam mais de dois idiomas.

Comente agora
07
Nov
Idade para exame de próstata passa de 45 para 50 anos
Postado por: Anacley Souza / 07:45h

Em pleno Novembro Azul, mês em que são realizadas campanhas sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) vai aumentar de 45 para 50 anos a idade mínima recomendada para que um homem procure um médico para fazer os exames rotineiros para diagnóstico precoce da doença. A nova orientação será anunciada no 34.º Congresso Brasileiro de Urologia, que começa no dia 16 deste mês, durante o lançamento de um livro que vai nortear a prática no País.No caso de homens de pele negra, obesos ou que tenham histórico familiar a recomendação também muda: a idade mínima para o monitoramento salta dos atuais 40 para 45 anos.O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, nem sequer recomenda uma idade mínima para que o homem faça exames de rotina - o órgão é contra o rastreamento populacional e recomenda que o homem procure o médico somente quando tiver sintomas.

Comente agora
07
Nov
Assembléia Legislativa aprova alterações no Planserv
Postado por: Anacley Souza / 07:17h

Apesar do movimento  de obstrução da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, que contestou a rejeição das emendas apresentadas e aproveitou a sessão para criticar o “açodamento” na votação de matérias do Poder Executivo, foi aprovado ontem o projeto de lei 20.488, que prevê alterações no Planserv, dando acesso ao plano de saúde para servidores públicos aposentados com cargos exclusivamente comissionados que permaneceram no serviço por mais de 10 anos. Com a relatoria do deputado, João Bonfim (PDT), o objetivo da proposta é ajustar a lei originada em 2005, que contempla o plano. A medida permite que os já aposentados ou que venham a se aposentar pelo Regime Geral de Previdência Social possam continuar usando o plano. O Planserv atende atualmente 473 mil pessoas, com um orçamento mensal de R$ 96 milhões e mais de R$ 1 bilhão por ano. Conforme o líder do governo, Zé Neto (PT) não havia condições de atender às demandas apresentadas pelos oposicionistas, já que 20% dos serventuários têm mais de 50 anos. Caso a emenda do deputado Augusto Castro (PSDB), que pedia a inclusão de pais e mães de servidores, fosse atendida, mais de 50 mil idosos entrariam, o que representaria a absorção de 61%, o equivalente a R$45,9 milhões do total empreendido pelo Estado. (Tribuna)

Comente agora
06
Nov
Ex-BBB Maria deixa UTI após cirurgia contra tumor, diz boletim
Postado por: Letícia Oliveira / 22:41h

A ex-BBB Maria Helena Jurado Melilo deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferida para um quarto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segundo boletim médico divulgado na noite desta quarta-feira (6). Ela se recupera de cirurgia contra um tumor realizada nesta segunda-feira (4). De acordo com o boletim médico, Maria possui uma "neoplasia hepática rara, não relacionada à cirrose ou a hepatites virais". Segundo o hospital, o quadro de saúde é estável, com previsão de alta para os próximos dias. Maria venceu a 11ª edição do programa, em 2011. Filha da mãe argentina e pai italiano, ela nasceu em São Bernardo do Campo, no ABC.

Veja abaixo a íntegra do boletim médico:

Comente agora
06
Nov
Morre o ator Jorge Dória, aos 92 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:08h

Morreu na tarde desta quarta-feira (06), aos 92 anos, o ator e humorista Jorge Dória. Ele estava internado desde o dia 27 de setembro no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, e faleceu após complicações cardiorrespiratórias e renais. Jorge Dória iniciou sua carreira na televisão em 1953, atuando em uma novela da TV Tupi, "Delícias da Vida Conjugal". Na Globo, fez tramas como "Brega & Chique", "Que Rei Sou Eu?", "Rainha da Sucata", "Deus nos Acuda", "Quatro por Quatro", "Suave Veneno", "Malhação", entre várias outras. Também atuou em peças de teatro, como a bem-sucedida "A Gaiola das Loucas". Seu último trabalho foi no humorístico "Zorra Total".

Comente agora
06
Nov
Chefe do DPT de S. A. de Jesus lacra sala de necropsia por suposta infecção por meningite em cadáver
Postado por: Anacley Souza / 14:48h

O chefe do DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus, Ricardo Nery, informou em entrevista a redação do Voz da Bahia sobre um corpo que deu entrada no órgão nesta quarta-feira (06), sob suspeita da morte por *meningite. Segundo o chefe do DPT, o corpo veio da Ilha de Itaparica pela manhã, “um homem aparentando cerca de 50 anos, cujo primeiro nome é Joel e natural da cidade de Itabuna, segundo eu soube, o mesmo estava veraneando na Ilha de Itaparica”, afirmou. De acordo com Ricardo, o cidadão, passou mal e foi atendido no Hospital Geral de Itaparica vindo a falecer, “o médico não conseguiu detectar a causa morte, achando que o óbito pudesse ser por envenenamento, daí o corpo foi encaminhado para o DPT, a causa deveria ser caracterizada lá no hospital, com a dificuldade de reconhecimento da doença, a delegacia da cidade expediu uma guia para que o corpo fosse necropsiado aqui”, informou.  Segundo Nery, ao iniciar os trabalhos de autópsia foi-se detectado indícios da doença, “ao abrir a calota craniana foi verificado infestação purulenta, que caracteriza logo que ali existe a meningite, mas a confirmação só vem mesmo depois de exames específicos”, acrescenta. Neri apontou que a suspeita da doença é forte, por isso o local foi lacrado a espera da chegada da Vigilância Sanitária e 4ª Dires, já que os servidores envolvidos na necropsia serão imunizados para se guardarem de uma possível infestação “as pessoas envolvidas já fizeram uma previa higienização e aguardam para ser vacinados” concluiu.

*Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central.

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia
Comente agora
06
Nov
Testes mostram que produtos para alisar cabelos ainda liberam formol
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:56h
Promessas de escovas permanentes que deixam os fios mais bonitos sem fazer mal à saúde, e que seriam permitidas até para crianças e grávidas, são falsas. O Fantástico faz outro alerta importante para as mulheres. Dessa vez, para aquelas que gostam de deixar os cabelos lisos. Nas feiras de cosméticos, muitas ofertas de produtos revolucionários para deixar os cabelos mais lisos.
Fantástico: E não tem formol?
Representante: Não, não tem formol.
Representante: Você pode tá usando tanto em grávida quanto em criança. 
Essas fórmulas vão parar em salões por todo o Brasil.
Fantástico: Mas sem formol alisa?
Comente agora
06
Nov
Parte dos brasileiros desconhece alimentos com alto teor de sal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:17h

Mesmo com uma intensa publicidade nos meios de comunicação e nos próprios consultórios médicos, muitas pessoas desconhecem os perigos que o consumo excessivo de sal pode causar à saúde. Outras, por sua vez, sabem dos riscos à saúde mas ignoram os alimentos que têm alto valor de sal ou sódio, como os embutidos – presunto, mortadela e mortadela de frango  –, macarrão instantâneo e maionese, por exemplo. Tabela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra que o queijo parmesão ralado, tão utilizado pelas famílias brasileiras nas macarronadas de fim de semana, lidera os alimentos com maior teor de sal em sua composição. Ontem (5), o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação assinaram o quarto acordo para diminuir a quantidade de sal nos produtos que vão à mesa dos brasileiros. O médico cardiologista Geniberto Paiva Campos, ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Distrito Federal (SBC-DF) e atualmente coordenador do Observatório da Saúde do Distrito Federal disse à Agência Brasil que o sal é o grande responsável por problemas como o infarto, a diabetes e a hipertensão, esta última de difícil diagnóstico que se tornou um problema de saúde pública. “O excesso de sal é ruim, traz problemas para o coração, para os rins, eleva a pressão arterial e está diretamente ligado as causas de infarto”, destacou o cardiologista.

Comente agora
06
Nov
Saiba como evitar TPM com alimentos saudáveis
Postado por: Anacley Souza / 10:13h

O ginecologista Elsimar Coutinho já disse há muito que a menstruação é uma sangria inútil e que pode ser evitada. Entretanto, a verdade é que muitas mulheres têm de conviver com os problemas gerados pelo fluxo que traz dissabores desde no período conhecido como Tensão Pré-Menstrual. Segundo dados da Associação Brasileira de Endocrinologia, cerca de 30% das mulheres apresentam sintomas ligados à TPM, como Irritabilidade, dificuldade de concentração, choro repentino, compulsão alimentar, falta de sono, acne, dor de cabeça e inchaço. A notícia boa é que conseguir alívio para esses problemas pode ser mais fácil do que se imagina. Segundo a nutricionista Leopoldina Takahashi, do programa de educação alimentar da Risa Restaurantes Empresariais, a maioria dos sintomas da TPM tem relação com a alimentação. Ela diz que crises de choro e irritabilidade, por exemplo, acontecem dez dias antes da menstruação e são decorrentes da falta de cálcio e vitamina B6.

Comente agora
06
Nov
Macacos recebem primeira dose de vacina anti-HIV da USP
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:33h

Cientistas da Faculdade de Medicina da USP aplicaram ontem em quatro macacos resos do Instituto Butantan a primeira dose da vacina anti-HIV desenvolvida pelos dois centros de pesquisa. Resultados preliminares sobre o potencial de proteção do imunizante saem em abril. Na fase inicial da pesquisa, os animais receberão três doses da vacina de DNA (uma a cada 15 dias). O material contém informação genética que deve fazer o organismo dos macacos produzir fragmentos do vírus. Espera-se que esses pedaços do HIV sejam capazes de preparar o sistema imune dos hospedeiros para combater infecções. Na segunda fase do teste, prevista para março, os animais --que têm de dois a sete anos de idade-- receberão um vírus de gripe modificado com pedaços do HIV, que tem a intenção de dar um impulso final na imunização. Depois dessa etapa, se tudo der certo, um segundo teste será feito com outros 28 macacos, num regime diferente de aplicação da vacina. "Como a restrição de idade nos deixou com um número pequeno de animais, achamos melhor fazer um primeiro teste em apenas quatro deles", conta Edecio Cunha Neto, pesquisador da USP que liderou os trabalhos de desenvolvimento da vacina. Os animais não serão injetados com HIV. Para saber se seu organismo produz as células e moléculas necessárias à imunização, pesquisadores vão retirar amostras de sangue dos macacos. No laboratório, o material será exposto a fragmentos do vírus que devem ativar seu sistema imune contra o parasita. 

Comente agora
06
Nov
Enxaqueca ou pressão alta? Site calcula risco de infarto em mulheres
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:21h

Você é daquelas pessoas que acham que somente homens super estressados e de meia idade é que têm grandes chances de ter um infarto? Pois está muito errado. As doenças do coração são a maior causa de morte entre as mulheres. Na Grã-Bretanha, elas matam 30.500 mulheres por ano, três vezes mais que o câncer de mama.  Além do cigarro e da dieta gordurosa, outros hábitos também fazem parte do grupo de fatores de risco que afetam a saúde do coração. Pensando nisso, o site inglês Daily Mail reuniu sete mulheres, analisou suas vidas e pediu que o cardiologista Dr. Glyn Thomas disesse qual grau de risco cada uma delas estava sujeita. Confira a seguir.

Comente agora
06
Nov
Fornecedores de hospitais prometem novo boicote à Sesab por dívida de R$ 150 milhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:00h

Os fornecedores de materiais hospitalares e alguns medicamentos que costumam trabalhar com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) prometem realizar um novo boicote às licitações da pasta, que serão realizadas para preencher os estoques da rede pública. Sem avanço desde as negociações e protestos em setembro, conforme noticiado pelo Bahia Notícias (ver aqui), empresários do setor decidiram boicotar o governo do Estado até que seja quitada a dívida. Se, em setembro, as empresas apontavam um débito superior a R$ 20 milhões, agora o valor passaria de R$ 150 milhões, o que não pode ser precisado pela falta de acesso as contas da Sesab. A afirmação é do gerente comercial de uma das fornecedoras, a JMFAR, Márcio Gonçalves, que contabilizou 70 corporações de Salvador envolvidas na manifestação. O boicote será iniciado nesta quarta-feira (6), visto que a Sesab programou a realização de cinco pregões nos seguintes hospitais: Roberto Santos, HGE, Caribé e Octávio Mangabeira. “Não vamos entrar nas salas de licitação e vamos conversar, de maneira ordeira, com as empresas que não estão cientes do processo para não participarem. Também vamos avisar os diretores dos hospitais sobre os motivos do boicote”, explicou Márcio. 

Comente agora
06
Nov
Brasil tem apenas 65 locais para vítimas de estupro fazerem aborto legal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:50h

O número de estupros já é maior do que o número de homicídios no Brasil, e o dado chama atenção para uma questão que, segundo levantamento feito pelo GLOBO, não recebe a devida atenção das autoridades. Como garantir o direito de uma mulher que eventualmente engravida após a violência (até 6% delas) e tem de interromper a gestação? O Ministério da Saúde informa que existem apenas 65 serviços para abortos legais no país. Dados do Fórum de Segurança Pública indicam que o número de estupros ultrapassou 50 mil em 2012. Ontem, em seu Twitter, a presidente Dilma considerou alarmante o número de estupros e anunciou o lançamento de unidades do programa Casa da Mulher, como parte do plano de combate à violência de gênero. Os dados obtidos pelo GLOBO mostram que, além de poucos, os serviços de atendimento ao aborto legal são mal distribuídos pelo território nacional. Em Roraima, estado com maior número de estupros por cada cem mil habitantes (52,2), por exemplo, não existe nenhum centro. Já Minas Gerais, que registra uma das taxas mais baixas (10,1), possui dez; enquanto que São Paulo, estado onde mais mulheres são violentadas (12.886), tem cinco. O Rio, segundo colocado (5.923), tem apenas um.

Comente agora
05
Nov
Piora estado de saúde do ator Jorge Dória; médicos aumentam medicação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:45h

Segundo a assessoria de imprensa do hospital Barra D'or, no Rio de Janeiro, o estado de saúde de Jorge Dória piorou. Os médicos tiveram que aumentar a dosagem de medicamentos do ator para controlar sua pressão arterial. Ele foi internado no último dia 27 de setembro e respira com a ajuda de aparelhos. Não há previsão de alta. O ator passou os últimos nove anos recluso, de cama, devido a um derrame sofrido em 2006. Com uma carreira de quase 60 anos na dramaturgia, Dória ficou conhecido principalmente pelos trabalhos na televisão, apesar de ter começado no cinema, ainda na década de 1940. Atuou na versão original de A Grande Família (1972/75), sendo o responsável pela criação do personagem Lineu - hoje vivido por Marco Nanini -, e em novelas como Que Rei Sou Eu? (1989), Rainha da Sucata (1990) e Quatro por Quatro (1994). Seu último papel em novelas foi em Malhação, em 2001, quando interpretou Carmello.(Terra)

Comente agora
05
Nov
Pesquisa indica 24,3% de hipertensos no Brasil; mulheres são maioria
Postado por: Letícia Oliveira / 16:56h

Doença cardiovascular crônica, a hipertensão arterial atinge atualmente 24,3% da população brasileira. A informação faz parte da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), divulgada nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, a doença é mais prevalente entre as mulheres (26,9%) em comparação aos homens (21,3%). A incidência da hipertensão aumenta de acordo com a idade. Entre pessoas com 18 a 24 anos, apenas 3,8% são hipertensos. Na faixa etária superior a 65 anos, 59,2% declararam ter a doença. O índice de hipertensos permaneceu estável nos últimos sete anos da pesquisa. Entre detalhes do levantamento, é informado que, quanto maior a escolaridade, menor a taxa de hipertensos. Entre os que têm até oito anos de educação formal, 37,8% sofrem de hipertensão. Já com relação àqueles com 12 anos ou mais de ensino, 14,2% são hipertensos. Mesmo sem grandes alterações na incidência da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) indica que o número de pessoas que precisaram ser internadas na rede pública em decorrência de complicações de hipertensão caiu 25% em dois anos. O SUS registrou 155 mil internações em 2010, enquanto em 2012 foram 115 mil. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
05
Nov
Psiquiatra diz que a medicina transformou comportamentos normais em doença
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:54h

A "caixa da normalidade" está cada vez menor e a culpa é do excesso de diagnósticos de doenças mentais, diz o psiquiatra americano Dale Archer, autor do best-seller "Better than Normal", recém-lançado no Brasil com o título "Quem Disse que É Bom Ser Normal?" (Sextante, 224 págs., R$ 24,90). Archer, 57, é psiquiatra clínico desde 1987 e fundou um instituto de neuropsiquiatria em Lake Charles, Louisiana (EUA). Em 2008, ele notou que havia algo errado com os seus pacientes: a maioria dizia ter um transtorno mental e precisar de remédios --só que eles não tinham nada. Estamos 'patologizando' comportamentos normais. E isso não é só culpa da psiquiatria", disse Archer, à Folha, por telefone. Um quarto dos adultos americanos têm uma ou mais doenças mentais diagnosticadas, segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA. "Isso está errado. Há uma gama de comportamentos que não são doença." Em um ativismo "pró-normalidade", Archer descreve oito traços de personalidade comumente ligados a transtornos, como ansiedade, e afirma que não há nada errado com essas características, a não ser que sejam muito exacerbadas. "O remédio tem que ser o último recurso, e não é o que eu vejo. As pessoas entram em um consultório e saem com uma receita médica. A psicoterapia é subestimada."De outubro de 2012 a setembro de 2013, o mercado de antidepressivos e estabilizadores de humor movimentou mais de R$ 2 bilhões no Brasil, segundo dados da consultoria IMS Health. Nos últimos cinco anos, o número de unidades vendidas desses remédios cresceu 61%.

Comente agora
05
Nov
Anvisa suspende lote de açúcar por conter fragmentos ferromagnéticos
Postado por: Anacley Souza / 11:59h

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu, nesta terça-feira (5), a distribuição e a comercialização do lote 30 de açúcar extra fino, da marca Coper Foods, por conter fragmentos ferromagnéticos. Segundo o DOU (Diário Oficial da União), a análise da amostra do produto, fabricado pela empresa açucareira Boa Vista Ltda, mostrou resultados insatisfatórios estando em desacordo com a legislação vigente. O lote apreendido foi fabricado em janeiro de 2013 com término de validade para janeiro de 2015. A distribuição foi feita pela Companhia Nacional de Álcool. (R7)

Comente agora
05
Nov
Acordo reduz sódio de comida industrializada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:35h

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Edmundo Klotz, assinaram nesta terça-feira (5) um acordo para reduzir a quantidade de sódio em mais um grupo de alimentos industrializados no país. O sódio é o principal componente do sal de cozinha. O termo assinado pelo governo e pelos fabricantes prevê redução de sódio em requeijão cremoso, sopa instantânea, sopa pronta para consumo e para cozimento, queijo muçarela, empanados, hamburguer, presunto embutido, linguiça frescal, linguiça cozida a temperatura ambiente e mantida sob refrigeração, salsicha e mortadela mantida sob temperatura ambiente e sob refrigeração. Esse é o quarto acordo firmado entre o Executivo federal e os fabricantes de alimentos desde 2011 com o mesmo objetivo. Nos tratados anteriores, alimentos como pão de forma, macarrão instantâneo, batata frita, maionese, biscoito recheado, margarina, cereais matinais e temperos para massa e arroz também tiveram a quantidade de sódio reduzida.

Comente agora
05
Nov
Ministério da Saúde concede registro provisório a 111 profissionais do Mais Médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:30h

O Ministério da Saúde concedeu registro provisório a mais 111 médicos com diploma estrangeiro do Programa Mais Médicos. A lista com os nomes e os municípios onde os profissionais vão trabalhar está em portaria publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da UniãoA portaria também determina a expedição de carteiras de identificação aos profissionais. De acordo com o Ministério da Saúde, até que fiquem prontos os documentos produzidos pela Casa da Moeda, os médicos vão receber uma declaração com autorização para exercer a medicina exclusivamente no âmbito do programa. Na última sexta-feira (1°) o ministério já havia publicado no Diário Oficial uma lista com a concessão provisória de registro a 1.269 médicos com diploma estrangeiro e as cidades onde farão o atendimento. A competência para emissão dos registros dos profissionais estrangeiros e brasileiros formados no exterior era do Conselho Federal de Medicina (CFM) e passou ao Ministério da Saúde a partir da sanção da medida provisória do Mais Médicos pela presidenta Dilma Rousseff, em 22 de outubro. O CFM ficou com a responsabilidade de fiscalizar a atuação dos profissionais. Ontem (4), começaram desembarcar no Brasil mais 3 mil médicos cubanos que vão participar do programa. Em dezembro, o Ministério da Saúde lança o terceiro edital do Programa Mais Médicos. (Agência Brasil)

Comente agora
05
Nov
Ministério da Saúde firma mais um acordo para redução de sal nos alimentos
Postado por: Anacley Souza / 11:01h

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, firma nesta terça-feira (5) com a Abia (Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação) o quarto pacto para a redução de sódio nos alimentos industrializados. Essa é uma forma de o governo diminuir o alto índice de consumo de sal no País, um dos fatores de risco para doenças crônicas como hipertensão e doenças cardíacas. A previsão é que novos alimentos sejam acrescentados aos três acordos firmados anteriormente. Em 2011, o Ministério da Saúde assinou o primeiro acordo com a Abia para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos. Em 2012, o termo de compromisso incluiu a redução de sódio em temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais. Segundo a pasta, a recomendação de consumo máximo diário de sal pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é menos de 5 gramas por pessoa. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários. Pesquisa feita com mais de 54 mil brasileiros em 2011 mostrou que a hipertensão arterial atingia 22,7% da população adulta. O ministro também vai apresentar os dados inéditos da pesquisa Vigitel 2012 — Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico — sobre a hipertensão arterial no País. (R7)

Comente agora
05
Nov
Aprenda a substituir 4 alimentos na alimentação do seu filho
Postado por: Anacley Souza / 10:29h

Essa tática é importante para garantir  que a criança se abasteça de uma determinada substância  importante para o seu crescimento. Veja as sugestões do Pediatra Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança:

Couve – rica em cálcio, importantíssima para a saúde e o fortalecimento dos ossos, que fazem seu “estoque” desse nutriente justamente na infância e adolescência. Se a couve não entra, tente iogurte natural batido com frutas, também com boas doses do benfeitor em questão. Acelga – facilita a cicatrização dos tecidos e, por ter vitamina K, também favorece os ossos. Pode ser substituída por aspargos – quem sabe na sopa -, alface (bem picotadinha com beterraba e cenoura às vezes vai) ou couve-flor (empanada costuma agradar às crianças). Espinafre - é uma potência em vitamina A, que melhora a imunidade e faz a criança adoecer menos, além de contribuir com o crescimento. Pode ser trocada por qualquer vegetal com cor verde escura. Ou então, pela moranga, como purezinho ou cozida em cubinhos, com carne moída. Ela tem um sabor bem mais suave e um tom mais vibrante, que costuma agradar mais.  Fígado – muitas vezes é indicado para as crianças porque possui selênio, um protetor natural do cérebro e do coração. Sim, não é muito fácil convencer uma criança a comer essa carne escura e densa. Então, tire-a da panela e coloque um filé de truta ou estimule seu filho a comer castanha-do-pará. Uma unidade tem mais selênio do que um bife pequeno de fígado. (Revista Crescer)

Comente agora
04
Nov
Ex-baterista da Estakazero apresenta melhora no quadro de infecção, afirma hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:43h

O ex-baterista da banda Estakazero Paulo César Perrone apresenta melhora no quadro de infecção, mas ainda precisa de ventilação mecânica, segundo informa o Hospital Espanhol, em Salvador, onde o músico passa por tratamento. Ele foi vítima de "saidinha bancária" em 2011, quando levou um tiro disparado pelo assaltante. De acordo com o hospital, “a melhora do paciente se deve à troca de antibiótico e ele está estável”. O quadro neurológico é acompanhado pela equipe de neurocirurgia da unidade de saúde.

Comente agora
04
Nov
Cortar comprimidos ao meio traz riscos à saúde, aponta estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:07h

Um estudo feito no sul do país comprovou que o hábito comum de cortar comprimidos ao meio traz riscos à saúde. Os pesquisadores descobriram que os medicamentos partidos podem até provocar intoxicação. O laboratorista Manoel Pereira Vaz toma um remédio para hipertensão oferecido de graça pelo programa Farmácia Popular. Mas a dose fornecida é o dobro da que ele precisa. A solução foi cortar o comprimido ao meio. “Às vezes tem que cortar e esfarela um pouco. Quando esfarela e eu não sei o que estou tomando, deixo de lado”, conta. Para evitar desperdícios, a comerciante Carla Meyer comprou até um cortador. “É uma confiança para eu tomar a metade do comprimido”, diz. É prático, mas, de acordo com a pesquisa feita na Universidade Católica de Pelotas, pode não garantir a dose correta para o tratamento. O remédio analisado foi o diurético mais receitado para hipertensão no país, a hidroclorotiazida. Durante os testes, os pesquisadores partiram cerca de 750 comprimidos. Em nenhum deles as duas metades tinham a mesma quantidade do princípio ativo, que é a substância que age no organismo. A diferença chegou a 15%, ou seja, um dos pedacinhos faz menos efeito que outro.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com