As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 27/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

22
Fev
Novo teste torna a detecção dos vírus HIV e das hepatites mais eficiente
Postado por: Anacley Souza / 14:27h

Estima-se que no Brasil, 135 mil pessoas não sabem que são portadoras do vírus HIV - aumentando, dessa forma, a chance de transmissão pela transfusão sanguínea, essencial nos procedimentos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias. Em consequência de doenças como o HIV e a Hepatite B e C, foi necessário o desenvolvimento de testes mais sensíveis no sangue dos doadores. Entre os mais seguros está o NAT (Teste de Ácidos Nucleicos), técnica ainda nova no Brasil, mas que passou a ser obrigatória pelo Ministério da Saúde desde 12 de fevereiro. “Nos testes convencionais, a transmissão dos vírus HIV e da hepatite B e C podem ocorrer, devido a “janela imunológica”, ou seja, período que demora para o teste positivar depois que um indivíduo é contaminado”, explica Dr. Paulo Tadeu, hematologista e hemoterapeuta do Hospital Nossa Senhora das Graças. Por estas razões, no início dos anos dois mil, a Europa e América do Norte passaram a utilizar o NAT, um teste mais sofisticado, que busca diretamente o vírus e diminui a janela do HIV de 22 dias para 10 e das Hepatites de 80 dias para 20 dias

Comente agora
22
Fev
Mau humor leva ao apetite por comidas gordurosas, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:30h

As pessoas ficam mais propensas a comer junk food quando estão de mau humor, de acordo com estudo feito pela Universidade de Delaware. Quando o estado emocional é agradável as opções saudáveis ficam mais atraentes. As informações são do Daily Mail. De acordo com a equipe de pesquisa norte-americana, um estado de espírito otimista se relaciona ao pensamento sobre o seu futuro e, por conta disso, existe o reconhecendo dos benefícios em longo prazo do consumo de alimentos nutritivos. Já o mau humor leva à busca de uma recompensa imediata por meio da comida. O bom humor faz com que as pessoas pensarem em uma vida saudável na velhice, portanto, os cuidados com a alimentação são maiores, concluíram os estudiosos. (Terra)

Comente agora
22
Fev
Aparelho dentário irregular pode causar até perda de dente, diz dentista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:16h

A aplicação e uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um dentista pode causar problemas de mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes, segundo especialistas. Elásticos, borrachas e fios dentários são vendidos sem fiscalização nas ruas de São Paulo , por usuários nas redes sociais e em outros sites, e usados por jovens como acessórios de moda. Dentistas ouvidos pelo G1 dizem que os danos podem ser irreversíveis ou de difícil reparação. Celso Lemos, professor do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), comenta que a aplicação inclui até fios de vassoura e supercola, além de fios e elásticos trançados. “Tudo isso tem potencial de fazer um estrago muito grande, com perda de dente. Temos visto imagens de dentes totalmentes soltos, com a raiz fora da maxila, presos só pelo aparelho” afirma. 

Um estudante de 16 anos, morador de São Paulo, conta...

Comente agora
22
Fev
Hospitais do estado ameaçam punir servidores que faltarem durante carnaval
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:14h

Os funcionários de hospitais estaduais que faltarem ao trabalho no período do carnaval serão punidos com sansões disciplinares. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (21), e engloba o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, o Hospital Geral de Ipiaú e o Hospital Juliano Moreira. De acordo com a determinação, os servidores não poderão se ausentar do serviço durante o horário de trabalho, nem após o término, sem a presença de um substituto. As penalidades estão previstas no artigo 187 da lei 6 677/94 de 26/09/1994, e vão desde advertência e suspensão à demissão ou cassação de aposentadoria. A assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que essa é uma determinação interna de cada unidade. Uma funcionária do Juliano Moreira afirmou ao Bahia Notícias que portarias como essa são comuns durante feriados como natal e ano novo.

Comente agora
22
Fev
Infarto é mais perigoso para mulheres do que para homens
Postado por: Anacley Souza / 08:55h

Os médicos alertam: as mulheres não andam cuidando nada bem do seu próprio coração. E eles afirmam: as mulheres de hoje estão pagando a conta por terem mudado o modo de vida dos anos 50. Nas mulheres, esses fatores chegam a ter o risco duplicado. Nelas, a doença cardiovascular mata mais que o câncer de mama. E o infarto nas mulheres também costuma ser mais fatal do que nos homens. E as mulheres têm outros agravantes: as artérias do coração feminino são mais finas - e mais sujeitas ao entupimento. Os sintomas do infarto na mulher não são tão claros como nos homens e elas têm dificuldade pra conseguir identificar um princípio de ataque cardíaco. As mulheres demoram mais pra procurar um hospital quando passam mal. E quando elas finalmente chegam à emergência, reclamando de dor, às vezes, ainda têm que enfrentar outro problema: o preconceito. Na maioria dos casos, a hipertensão pode ser controlada com uma vida saudável e com o uso de medicamentos. Mas cerca de 10% a 15% dos pacientes não conseguem esse equilíbrio, mesmo fazendo dieta, exercícios e tomando remédio. São os chamados hipertensos resistentes. Somente no Brasil são aproximadamente dois milhões de pessoas, como a professora aposentada Sheila Monteiro, de 44 anos. Ela toma sete remédios diferentes por dia. Mas a pressão chega a níveis muito altos e perigosos.(Globo Repórter)

Comente agora
21
Fev
Roberto Bolaños comemora 85 anos em família e com saúde frágil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:09h

Rodeado de alguns poucos familiares e muito perto de seus seis milhões de seguidores no Twitter, o comediante mexicano Roberto Bolaños celebra nesta sexta-feira em Cancún seus 85 anos, com a saúde frágil. "Não teremos uma festa, na hora do almoço vamos ao seu quarto para parabenizá-lo. Sua saúde está frágil e, há algum tempo, ele fica na cama, com acompanhamento médico. Fica uma pessoa com ele 24 horas por dia", contou à Agência Efe nesta manhã um familiar próximo, que preferiu não se identificar. Em uma conversa por telefone, o parente disse que ultimamente o criador dos célebres personagens "Chaves" e "Chapolin Colorado" "teve dias bons e ruins". De acordo com esse familiar, o comediante tem uma forma de explicar seus problemas de saúde "mais a seu estilo", pois "diz que correu sem óleo por mais de 40 anos trabalhando e com muitas viagens que o levaram para cima e para baixo, e agora os resultados estão aí".

Comente agora
21
Fev
Bebês sufocados não devem receber respiração boca a boca, diz pediatra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:19h

A respiração boca a boca não é recomendada para socorrer bebês asfixiados, tanto os que engasgaram como os que têm problemas respiratórios. A técnica pode piorar o quadro de engasgamento, segundo explica Dra. Ana Escobar, pediatra e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). em pensar com criança engasgada o boca a boca, porque você sopra e pode estar soprando (o objeto) para uma parte mais funda do pulmão e mais difícil de sair”, afirma. “A respiração boca a boca tem caído por terra”. Em relação a crianças com parada respiratória, ela explica que o mais recomendável é fazer uma massagem cardíaca. “Criança com parada respiratória na sequencia vai ter para cardíaca”, diz. Nos Estados Unidos, uma mulher socorreu o sobrinho, um bebê de cinco meses, que estava sem respirar no carro. Segundo ela, o bebê nasceu com problemas respiratórios. A mulher fez respiração boca a boca e, em seguida, um policial fez massagem cardíaca na criança. O bebê voltou a respirar após o procedimento. 

Comente agora
21
Fev
Dia D contra o sarampo acontece neste sábado na capital baiana
Postado por: Anacley Souza / 17:39h

O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado, 22, em mais de 90 postos instalados em Salvador. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha pretende imunizar crianças com idade entre seis meses e cinco anos. A vacinação é gratuita e segue até 31 de março. A campanha foi introduzida de forma emergencial para impedir a entrada do sarampo na capital baiana, já que neste ano foram notificados 61 casos no Ceará e 4 em Pernambuco.(Atarde)

Comente agora
21
Fev
Descoberta variante do genoma que evita asma e obesidade
Postado por: Letícia Oliveira / 12:30h

Pesquisadores espanhóis da Universidade Pompeu Fabra (UPF) de Barcelona (Espanha) descobriram uma variante comum do genoma humano que protege da asma e da obesidade. Segundo informou nesta sexta-feira, 21, a UPF, é a primeira vez que se consegue um teste convincente da existência de uma variante genética comum para asma e obesidade e que esta varia segundo a origem dos indivíduos. O estudo, realizado pelo Centro de Pesquisa em Epidemiologia Ambiental (CREAL) e pelo Departamento de Ciências Experimentais e Saúde (CEXS), ambos da UPF, analisou os dados de 5.800 pessoas de Europa, Ásia, África e América. Os resultados da pesquisa, publicado pela revista "The American Journal of Human Genetics", foram obtidos utilizando novas ferramentas bioinformáticas (inveRsion). Estas são capazes de analisar o genoma completo para detectar regiões onde há inversões (alterações que podem ou não derivar em patologia) e analisá-las em relação a doenças comuns usando dados existentes de indivíduos estudados.

Comente agora
21
Fev
HRSAJ e Hemoba realizam campanha de incentivo à doação de sangue
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:59h

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus em parceria com o Hemoba, promoverá a partir desta segunda-feira, 24, uma campanha de novos doadores para o banco de sangue. A campanha integrará um conjunto ações com o objetivo de sensibilizar funcionários, familiares de pacientes do hospital e a comunidade em geral para a doação de sangue, além de referendar o compromisso com a responsabilidade social. O diretor médico da Unidade, Jorge Lima, destaca que apesar de esforços por parte do governo através de campanhas para manter os estoques em condição de regularidade, a disponibilidade de sangue permanece escassa em inúmeros lugares e dessa forma, nada mais oportuno do que realizar no período de carnaval mais uma campanha de doação de sangue, reforçando assim, a ideia de conscientizar a população sobre a importância da doação.

Comente agora
21
Fev
Droga em testes pode dar a cegos capacidade de 'ver' luz
Postado por: Letícia Oliveira / 07:46h

Um medicamento ainda em fase de testes poderá dar a cegos a capacidade de perceber a luz. Estruturas da retina conhecidas como cones e bastonetes são responsáveis pela reação à luz, mas estas estruturas podem ser afetadas e destruídas por doenças. Um estudo dos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley sugere que uma droga poderá dar a estas células no olho o poder de responder rapidamente à luz. O olho é formado por camadas que incluem os bastonetes e cones. Outras camadas mantêm os bastonetes e cones vivos, além de passar os sinais elétricos produzidos pelas células sensíveis à luz para o cérebro. Os cientistas se concentraram em um tipo de neurônio presente no olho, as células ganglionares da retina. Eles desenvolveram um composto químico, chamado Denaq, que muda de forma em resposta à luz. Esta mudança de forma altera a química da célula nervosa e o resultado são sinais elétricos enviados ao cérebro. O estudo foi publicado na revista especializada Neuron.

Comente agora
20
Fev
UNA-SUS seleciona bolsistas para atuarem no Projeto Mais Médicos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:59h

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) publicou, no dia 13 de fevereiro, o edital para seleção de profissionais para compor Banco de Talentos. Os bolsistas irão atuar no Projeto Mais Médicos. Poderão se candidatar graduados em qualquer área do conhecimento, com experiência em saúde coletiva; atenção básica; gestão do cuidado; processos de formação (educação popular, educação permanente, PBL ou outras formas de formação construtivistas); articulação e apoio institucional e/ou matricial; movimentos sociais; coordenação de equipe. O candidato deve ter habilidade com informática – conhecimento dos programas Word, Excel, Powerpoint, internet e e-mail. As atividades comprometerão uma carga horária de 30 horas semanais e o valor da bolsa será de R$ 4 mil. Os interessados deverão enviar curriculum vitae, contendo telefone e endereço eletrônico para contato, por meio do e-mailbancodetalentos@unasus.gov.br, até 31 de dezembro de 2014. Deverá constar no campo assunto: Bolsistas Mais Médicos.

Comente agora
20
Fev
Conheça os benefícios da banana para o seu organismo
Postado por: Anacley Souza / 10:37h

A banana, o quarto alimento mais produzido no mundo e uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, também é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio. Por ser extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, a banana recebe o status de ‘alimento dos atletas’, já que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares. Originária do sudeste da Ásia, a fruta está presente em muitos países, inclusive no Brasil e, por aqui as principais variedades da fruta que você pode encontrar são: banana-da-terra, prata, maçã, nanica e ouro. Outro fator que a deixa tão presente em nossas mesas é o seu valor. "Por ser encontrada a preços populares ela sempre está presente à mesa dos brasileiros", afirma a nutricionista Dafne Oliveira. No entanto, a banana traz outros benefícios à saúde. Uma coisa que ninguém sabe é que a fruta é um excelente aliado para quem precisa combater a insônia. "A banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono. Sendo uma ótima pedida para se comer à noite", revela a nutricionista. Já para aqueles que estão pensando em emagrecer e precisam conter os ataques à geladeira, a banana é indicada também como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade.

Comente agora
19
Fev
Começa nesta quinta campanha de vacinação contra sarampo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:38h
A campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta quinta-feira, 20. O objetivo é impedir a introdução da doença em Salvador e proteger crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos. Ação acontece de 20 de fevereiro a 31 de março. Neste sábado, 22, será realizado o Dia D da Campanha quando, além dos postos de saúde tradicionais, serão instalados pontos volantes em locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações e igrejas com o objetivo de intensificar a imunização dos pequenos. A imunização é a única forma de prevenção e a meta é imunizar pelo menos 95% dos quase 157 mil menores que integram o público alvo na capital baiana.
Comente agora
19
Fev
Ministério da Saúde cancela registro de quatro médicos cubanos; um deles atuava na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:33h

Dos quatro médicos cubanos que abandonaram o programa Mais Médicos e tiveram seu registro profissional cancelado pelo Ministério da Saúde, conforme publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) nesta quarta-feira, um atuava na Bahia. Anisley Pérez Liriano estava trabalhando em Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Além dele, tiveram seus registros cancelados José Armando Corzo Gomez, lotado em Timbiras, no Maranhão, Luís Enrique Marzo Herrera, em Belém do São Francisco, em Pernambuco e Ortelio Jaime Guerra, em Pariquera-Açu, São Paulo. O mesmo já havia acontecido na semana passada com Ramona Matos Rodríguez, que não chegou a fazer o exame de revalidação do diploma e deixou o programa por insatisfação com a remuneração. Enquanto alguns saíram do país, ela permaneceu e trabalha atualmente na Associação Médica Brasileira (AMB), com um salário superior ao do Mais Médicos, de R$ 3 mil, alguns saíram do Brasil. A AMB foi uma das entidades que se opôs a implementação do programa, por não aprovar a trabalho de médicos formados no exterior que não tenham passado pelo Revalida. A associação informou na semana passada que apóia que a médica cubana faça o exame e atue em sua profissão caso seja aprovada. Nesta quarta também foi divulgada no D.O.U. a autorização da viagem de quatro servidores a Cuba que providenciarão a vinda do quarto ciclo do programa. Até agora, trabalham 6.658 médicos, sendo 5.378 cubanos. A meta do governo federal é de que este número chegue a 13 mil até o fim de março. (BN)

Comente agora
19
Fev
Brasil aumenta doações de órgãos, mas não atinge meta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:08h

O número de doações e transplantes de órgãos cresceu no país em 2013. O Brasil, no entanto, não conseguiu atingir a meta proposta pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) de uma taxa de 13,5 doadores por 1 milhão de habitantes. O índice ficou em 13,2. Segundo os dados da entidade, divulgados nesta quarta-feira (19), foram realizados no ano passado 7.649 transplantes de órgãos – ante 7.456 em 2012. Ao todo, 2.526 doaram órgãos – sendo que 68% doaram mais de um. O número só não foi maior porque a recusa das famílias em autorizar a retirada subiu: de 41% para 47% das consultadas. Além da negativa dos parentes, outros fatores como paradas cardíacas e contraindicações médicas fizeram com que 6.345 potenciais doadores fossem perdidos. O presidente da ABTO, Lúcio Pacheco, diz que em 2014 o objetivo é retomar o crescimento e atingir a meta de 15 doadores por milhão. "Essa taxa (de 2013) não era esperada. Nos últimos sete anos, a gente desenhou uma meta (de 1,5 doador por milhão a mais por ano) e conseguiu atingir todas as vezes. Em 2013, apesar de ter identificado mais prováveis doadores, cerca de 10% a mais, a taxa de doação efetiva só aumentou 5%, muito por causa da negativa familiar", afirma.

Comente agora
19
Fev
Doenças, medicamentos e jejum podem ser causas de boca seca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:08h

A saliva ajuda na digestão, defende o organismo de contaminações e ainda tem um papel importante na cicatrização e limpeza da boca, além de ser fundamental para o paladar. No entanto, a importância dela só é percebida quando há falta, o que pode indicar vários problemas de saúde, como explicaram o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e o dentista Gustavo Bastos no Bem Estar desta quarta-feira (19). Segundo os especialistas, o corpo produz de 1 a 2 ml de saliva por minuto, o que equivale a 90 ml por hora e mais de 2 litros por dia. Essa quantidade que mantém a boca hidratada e lubrificada durante todo o dia, mas podem ocorrer problemas que diminuem essa quantia, levando à boca seca. De acordo com o dentista Gustavo Bastos, acordar com a boca seca é normal já que há uma diminuição na produção de saliva durante a noite, mas se isso se persistir ao longo do dia, não é normal e precisa ser investigado.

Comente agora
19
Fev
Homem de 58 anos passa mal e morre no trânsito de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:09h

Um homem de 58 anos morreu após passar mal na manhã desta quarta-feira (10) enquanto dirigia um carro preto na Avenida Otávio Mangabeira, na região de Piatã, orla de Salvador. A Transalvador informa que a vítima chegou a encostar o veículo ao perceber que não se sentia bem. Segundo o Samu, o rapaz sofreu parada cardíaca e morreu. O trânsito ficou lento no local. (G1)

Comente agora
19
Fev
Vacinação contra HPV começa no dia 10 de março em Santo Antônio de Jesus e região
Postado por: Letícia Oliveira / 09:15h

A vacina contra HPV será disponibilizada gratuitamente para adolescentes na Bahia, já que só era possível obtê-la na rede de saúde particular. Em entrevista a Andaiá FM, Dr. Everaldo Ferreira Junior, diretor da 4ª Dires, sediada em Santo Antônio de Jesus, informou que é mais um avanço do Governo do Estado, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, esse será incluído no circuito de campanha de vacinação. Segundo Dr. Everaldo, no dia 10 de março será o Dia D, específico para vacinar contra o HPV, porém a vacinação se estenderá até o dia 31. “Iremos fazer a campanha acontecer com a participação de todos os nossos treze municípios, de forma ativa como as demais que fazemos contra a gripe, poliomielite e outras da Sesab”, concluiu. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
19
Fev
Anvisa proíbe a comercialização de 21 novas drogas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:10h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta terça-feira (18) a proibição do consumo e da comercialização de 21 novas drogas no país, incluindo substâncias alucinógenas que são proibidas em outros países, como os Estados Unidos. A decisão ainda será publicada no "Diário Oficial da União". Segundo o  diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, "a comercialização, o porte ou a utilização são considerados crime". Além disso, duas substâncias entraram para a lista de produtos controlados: o Tapentadol e a Teriflunomida. As mudanças estão na atualização da Portaria 344/98, que define as regras para substâncias de controle especial e substâncias proscritas (proibidas) no Brasil. Desde 1999 a Anvisa já realizou 37 atualização da portaria de medicamentos controlados. Segundo a Anvisa, "as 21 substâncias são drogas criadas para burlar as listas de drogas ilícitas publicadas no mundo. Nenhuma delas tem utilidade com medicamento, são produtos que simulam efeitos semelhantes ao de outras drogas ilícitas já conhecidas". Uma das substâncias é a metilona, um alucinógeno sintético estimulante semelhante ao ecstasy. Outra substância que teve o uso proibido foi a metoxetamina, droga recreativa com efeitos estimulantes.

Comente agora
18
Fev
Laje: Idoso é encaminhado ao HRSAJ por populares, após SAMU não prestar socorro
Postado por: Letícia Oliveira / 17:57h

Na tarde desta segunda-feira (17), por volta das 16h 30, um senhor residente no município de Laje sentiu um mal estar e, segundo a sua família, foi um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em entrevista a Recôncavo FM, os familiares disseram que ao solicitar o serviço do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo Antônio de Jesus, foram informados que uma ambulância estava quebrada e a outra em movimento. Ao entrar em contato com o SAMU de Laje, o serviço não se manifestou e o idoso foi socorrido por populares para a emergência do HRSAJ.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
18
Fev
Nutricionista de plantão: Dr. Edilson Neiva tira dúvidas de internautas do Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 14:44h

O nutricionista e colunista do Voz da Bahia Dr. Edilson Neiva, em entrevista ao Programa Informativo do HRSAJ, esclareceu diversas dúvidas de internautas sobre nutrição.

Pergunta – O diabético mesmo com acompanhamento médico, necessita de um nutricionista?

Dr. Edilson Neiva – É fundamental tanto para o diabetes tipo 2 como tipo 1. Na verdade existe também o tipo 3, que é menos prevalente. O diabetes tipo 2 está associado ao nível de massa corporal, então quanto maior a massa mais chances há de ter resistência periférica a insulina, que é esse tipo, e, na maioria das vezes, o médico entra com hipoglicemia antes, que é correto e tradicional, dentro da medicina. Só que se a perda de peso for promovida a glicemia seria melhor controlada ou até eliminaria esse tipo 2, que tem cura, caso haja acompanhamento. Nem todos os diabetes tipo 2 estão relacionados com sobrepeso, porém uma boa parte sim, já o diabetes tipo 1 não tem cura, mas para ter um controle correto necessita do acompanhamento do nutricionista, por que mesmo tomando a insulina existe cálculos para a dosagem do carboidrato ser de acordo com a unidade de insulina. Qualquer médico que orienta e prescreve com relação a alimentação comete crime federal.

Pergunta – Tem como a pessoa emagrecer sem procedimentos curúrgicos?

Dr. Edilson Neiva – Sim. Sem cirurgia bariátrica, sem lipoaspiração, sem remédio, etc;. Não que essas técnicas estejam erradas, mas não é só isso que emagrece. A pessoa pode ter quase um transplante hormonal só com a nutrição.

Pergunta – O oxyelite serve para perder peso?

Dr. Edilson Neiva – Esse produto pode gerar lesões renais. É preciso ter cuidado com os termogênicos, estimulantes, redbull, cafeína e cápsulas de cafeína.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
18
Fev
ANS anuncia suspensão da venda de mais planos de saúde como punição
Postado por: Anacley Souza / 11:21h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai anunciar hoje (18) à tarde outro grupo de planos de saúde que terá a venda suspensa como punição por descumprimento de normas. Atualmente, 150 planos de 41 operadoras estão sob efeito dessa penalidade por terem descumprido prazos e negado cobertura obrigatória. As operadoras de planos de saúde têm criticado os critérios usados pela ANS para aplicar as punições. No mais recente ciclo de monitoramento, o sétimo feito pela agência reguladora, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) moveu ação no mesmo dia, alegando que identificou “equívocos no processo de monitoramento dos prazos de atendimento aos beneficiários de planos”. O anúncio será feito pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pelo diretor-presidente da agência, André Longo. Informações Agência Brasil.

Comente agora
18
Fev
Aumentam os casos de câncer de pênis; conheça os sintomas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:23h

O câncer peniano, em comparação ao de próstata e o de testículos, tende a ser cada vez mais raro. Mas, depois que a instituição Orchid divulgou que este tipo de tumor, que é pouco conhecido, cresceu 21%, é importante que os homens estejam atentos aos sintomas mais comuns. As informações são do site do Huffington Post. A pesquisa patrocinada pelo órgão e conduzida por especialistas em câncer peniano do Reino Unido oferece uma perspectiva única sobre a doença, ainda pouco compreendida. “O câncer peniano é raro quando comparado com outros tumores masculinos e, por isso, as estatísticas sobre o diagnóstico e as taxas de sobrevivência a longo prazo são difíceis de encontrar”, afirma o autor do estudo, Manit Arya. Segundo ele, o levantamento traz os resultados mais robustos e atualizados em termos de tendência de incidência, mortalidade e sobrevivência. 

Comente agora
18
Fev
Com filha na UTI, casal de Serrinha dormiu 15 dias dentro de um carro em frente ao Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 08:12h

Há um casal em frente ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus numa situação difícil. Eles vieram de Serrinha em busca de atendimento para sua filha, que está na UTI, há 22 dias, porém dueante um tempo, eles dormiram dentro do carro que os levaram até o hospital. Hoje, os cidadãos estão vivendo em uma casa emprestada no Bairro do Andaiá. Em entrevista ao repórter Welington Macedo da Rádio Recôncavo FM, Maria José Alves destacou que trouxe sua filha para fazer uma cirurgia, encaminhada pela Regulamentação de Serrinha, porém até hoje, ela não teve apoio da Secretaria de Saúde, nem da Prefeitura Municipal daquele município. “Nos largaram aqui, disseram que no mesmo dia faria a cirurgia de minha filha e agora estamos há 22 dias sem solução. O pessoal daqui nos ajudou bastante, a população também, mas o médico informou que não há data para voltarmos a nossa casa, pelo fato do estado de saúde da minha filha Leidiene Alves Silva, 30 anos, ser grave”, disse. A jovem teve duas fraturas no braço e colocou uma prótese na perna. Conforme ela, sua família não possui uma situação financeira adequada para que possa busca-los. Dona Maria relatou que o Ouvidor Municipal de Serrinha mandou saber o que eles estavam precisando, porém, após contato com o responsável, foi dito que Serrinha não tem nada para fazer, com relação a essa situação em que estão vivendo.

4 comentários
18
Fev
Anvisa deve proibir mais 22 drogas sintéticas no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:26h

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve aprovar amanhã a inclusão de 22 drogas na lista das substâncias proibidas no país. As substâncias -sintéticas e que buscam se aproximar dos efeitos de outras drogas já banidas, como ecstasy e LSD- vão se somar a cerca de 40 psicotrópicos vetados. Com isso, o uso e a venda de substâncias como metilona e 25I-NBOMe, serão configurados como crime. Em parte, a lista atende ao pedido da Polícia Federal, que identificou a circulação das novas drogas no Brasil. Segundo Renato Porto, um dos diretores da Anvisa e relator da resolução, essa será a maior inclusão de substâncias de uma só vez -outras 37 atualizações foram feitas desde 1999. O delegado Renato Pagotto, da coordenação-geral de repressão a entorpecentes da PF, acredita que a medida vai facilitar a ação policial, além de aumentar as estatísticas de apreensão de drogas e de indiciamento por tráfico. Hoje, diz o delegado, uma pessoa não responde por tráfico de drogas se for flagrada portando substâncias psicotrópicas não listadas. "Para driblar as listas de substâncias proibidas, existem hoje os "drug designers', especialistas em bolar novas drogas", afirma Pagotto. A polícia acredita que a maioria das novas fórmulas são elaboradas na Europa e sintetizadas na Índia e na China.

Comente agora
17
Fev
Nascimento se recupera bem de câncer; SBT nega substituição
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:58h

Afastado da bancada doJornal do SBT desde setembro do ano passado, Carlos Nascimento “está se recuperando bem” de um câncer no intestino, informou a assessoria de imprensa da emissora ao Terra, nesta segunda-feira (17). Sem dar detalhes sobre o estado de saúde do jornalista, a equipe afirmou que, no entanto, ainda não há previsão para a volta de Nascimento. Além de informar que o jornalista passa bem, o SBT desmentiu os boatos de que estaria à procura de alguém para substituir Nascimento na apresentação do noticiário. “Temos o Marcelo Torres na bancada, que está só aguardando ele voltar”, disse a assessoria, ao frisar que o contrato com o jornalista foi renovado em 17 de dezembro.

Comente agora
17
Fev
Cientistas do Brasil avançam em testes para obter vacina contra o HIV
Postado por: Letícia Oliveira / 17:12h

Pesquisadores brasileiros deram mais um passo para a obtenção de uma vacina anti-HIV. Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) testaram em primatas uma vacina com 18 fragmentos do HIV (causador da Aids) e constataram que o sistema imunológico dos primatas – parecido com o dos humanos – conseguiu se fortalecer para combater o vírus. Segundo o pesquisador Edécio Cunha-Neto, do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração, ligado à USP, o resultado é considerado positivo, pois se mostrou mais eficaz  que os experimentos feitos com camundongos que tiveram o DNA modificado para imunologia similar à dos seres humanos. “A pior e a melhor respostas obtidas nos testes com macacos foram de quatro a dez vezes maiores que os resultados com os camundongos”, disse o especialistaNa prática, o sistema imunológico dos primatas, mais parecido com o dos humanos, ficou mais fortalecido para combater o vírus da Aids em caso de contaminação. O objetivo dos pesquisadores é chegar o mais próximo da realidade humana, até que os testes clínicos com pessoas, previstos para começar em três anos, tenham início. (G1)

Comente agora
17
Fev
Uso excessivo de aparelhos tecnológicos eleva risco de obesidade, diz médico
Postado por: Letícia Oliveira / 16:46h

A tecnologia impulsiona o século XXI com avanços e funcionalidades que facilitam o dia a dia dos usuários, mas este período de "modernidade" pode ser prejudicial à saúde e à qualidade de vida, explicou nesta segunda-feira à Agência Efe o médico do esporte Gustavo Magliocca. Há uma correlação entre o acesso a aparelhos e a modernidade que leva a uma redução da atividade física, pois o tempo que a pessoa fica sentada é muito maior. É preciso ter certo nível de prática física para reduzir o risco maior de obesidade e doenças crônicas", ressaltou o médico. De acordo com Magliocca, o principal problema no excesso de contato com esses aparelhos é que não há "movimentação do corpo". O médico explicou que o sedentarismo, aliado ao uso excessivo desses aparelhos, foi evidenciado por um estudo canadense divulgado na última semana, que aponta uma relação direta entre as maiores ocorrências de diabetes e obesidade em grupos que utilizam muita TV e computador ou passam muito tempo dirigindo. Segundo os resultados publicados no Jornal da Associação Médica Canadense, que analisou mais de 150 mil adultos em 107 mil famílias de 17 países, as pessoas que têm os três aparelhos em casa - televisão, computador e carro - apresentam 9 cm a mais na cintura, além de propensão à obesidade ao diabetes tipo 2. A taxa de obesidade nas famílias estudadas sem nenhum desses aparelhos é de 3,4%, enquanto em casas com os três é de 14,5%.

Comente agora
17
Fev
Bahia recebe recursos para central de transplantes
Postado por: Letícia Oliveira / 15:56h

Portarias do Ministério da Saúde publicadas nesta segunda-feira, 17, no Diário Oficial da União autorizam a liberação de recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes e de custeio mensal para centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos. Ao todo, 16 estados serão contemplados: Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo, Piauí,  Minas Gerais, Rondônia, Tocantins, São Paulo, Paraíba, Ceará, Goiás, Amazonas, Alagoas, Paraná e Acre, além do Distrito Federal. Todas as portarias entram em vigor nesta segunda. (Agência Brasil)

Comente agora
17
Fev
Anvisa proíbe venda de quatro suplementos alimentares para atleta
Postado por: Anacley Souza / 13:21h

Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicadas no Diário Oficial da União suspendem, a partir de hoje (17) a distribuição e a venda, em todo o território nacional, de quatro suplementos alimentares para atletas. O primeiro deles, Alimento para Atletas da marca ISOFAST-MHP, fabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Macroex Comercial Importadora e Exportadora Ltda, foi suspenso por apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e por não se enquadrar em nenhuma das classificações previstas pela agência. Já o Suplemento de Cafeína para atletas, marca ALERT 8-HOUR-MHP, fabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Macroex Comercial Importadora e Exportadora Ltda, foi suspenso por conter taurina em sua composição. O produto Carnivor, fabricado por MuscleMeds e distribuído por Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplemento Ltda, foi suspenso por apresentar teores de vitamina B12 e B6 acima da ingestão diária recomendada e por apresentar as substâncias glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), que não foram avaliadas quanto à segurança de consumo como alimentos. Por fim, o produto Probolic-SR-MHP, fabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Commar Comércio Internacional Ltda, foi suspenso por não haver comprovação de segurança de uso.(Agência Brasil)

Comente agora
17
Fev
Beber água aumenta a sensação de saciedade e pode ajudar a emagrecer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:13h

Beber água é fundamental para a saúde e, além de trazer diversos benefícios e manter o corpo hidratado, pode ajudar também na perda de peso. Como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta segunda-feira, (17), estudos mostram que beber água antes das refeições, por exemplo, ajuda a emagrecer já que ela distende o estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a fome. Além disso, a água gelada antes das refeições faz o corpo trabalhar mais e ajuda ainda a queimar mais calorias, como explicou o médico.Fora isso, a água é importante para prevenir pedra nos rins, prisão de ventre e desidratação, como lembrou o fisiologista do esporte Paulo Correia. No entanto, mesmo com esses riscos, tem gente que não bebe de jeito nenhum, como é o caso da coordenadora escolar Nilza Cardana Sinésio, de São Paulo - por achar que a bebida tem gosto ruim, ela evita ao máximo. Além de beber pouca água no dia a dia, a Nilza bebe pouco líquido de maneira geral - em um dia, ela ingere cerca de 650 ml de líquido, mas aumenta essa quantidade para 1.350 ml quando vai para a academia, por exemplo. Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, a recomendação era ingerir 2 litros de água por dia, mas o Ministério da Saúde publicou um novo guia alimentar com a orientação de que a quantia varia para cada pessoa, de acordo com o peso, idade e rotina.

Comente agora
17
Fev
Estudo diz que falar ajuda no desenvolvimento do cérebro de bebês
Postado por: Anacley Souza / 09:10h

Um estudo afirma que falar diretamente com os bebês ajuda no desenvolvimento precoce do cérebro dos mesmos. De acordo com a pesquisa, a ação direta contribui para que os pequenos identifiquem as regras e ritmos da linguagem e é o pilar para que comecem a entender como funciona o mundo. Segundo a psicóloga da Universidade de Stanford, Anne Fernald, que liderou a pesquisa, a repetição ajuda as crianças a lembrar das palavras. "É necessário começar a falar com eles desde o primeiro dia", afirmou Anne nesta semana, durante a apresentação do relatório em Chicago. "As crianças estão desenvolvendo uma mente que pode pensar sobre o passado e o futuro". Outro ponto em destaque no estudo é que crianças com pais de baixos recursos e menor educação costumam ter menos habilidades linguísticas do que os pequenos que vêm ao mundo em lares com mais recursos. Segundo Anne, em alguns casos, crianças de cinco anos com menos recursos econômicos mostram dois anos de atraso frente aos outros pequenos quando entram no colégio. O estudo foi apresentado recentemente na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência em Chicago. Informações da Agência EFE.

Comente agora
17
Fev
Novo protocolo reduz tempo de tratamento para crianças com HIV
Postado por: Anacley Souza / 06:55h

O Ministério da Saúde colocou em consulta pública a proposta de um novo protocolo de tratamento de crianças e adolescentes com HIV. O documento pretende reduzir de seis para quatro semanas o tratamento com AZT (coquetel antiaids) para recém-nascidos de mulheres soropositivas que se trataram durante o gravidez. As crianças cujas mães não foram acompanhadas durante a gravidez, além de tomar o AZT, deverão tomar três doses de Nevirapina. O protocolo também sugere que crianças de um a cinco anos, com carga viral de HIV superior a 100 mil, considerada alta, iniciem o tratamento. O protocolo ficará em consulta pública até 9 de março. A faixa etária considerada para o protocolo é de recém-nascidos até os 17 anos. Para o infectologista presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Érico Arruda, a mudança é positiva, já que reduz o tempo de tratamento mantendo a eficácia, mas ele ressalta que grande parte das grávidas não tem acesso ao exame que detecta o vírus HIV no pré-natal, algo essencial para o tratamento precoce. Para o especialista, é possível reduzir a quase zero o número de crianças infectadas detectando o vírus da mãe no início da gestação.

Comente agora
16
Fev
10 benefícios do alecrim para a saúde
Postado por: Anacley Souza / 13:35h

O alecrim, originário da região do Mediterrâneo, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas. Também chamada de erva da alegria, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ele é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães. A erva é considerada um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas. As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás e tinturas. As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.

1 – Combate a tosse, gripe e asma: Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.

2 – Equilibra a pressão arterial: A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. 

Comente agora
15
Fev
Inflação de produtos típicos do verão fica acima do índice oficial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:02h

Os produtos de alto consumo no verão subiram mais que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos doze meses. A chamada “inflação de verão”, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), ficou em 8,61% – contra os 5,59% da inflação do período. O maior aumento registrado foi no preço das bebidas. O economista responsável pelo levantamento, André Braz, destaca que a inflação neste tipo de produto não é efeito apenas do forte calor que tem feito desde o início do ano. Ou seja, não é um aumento sazonal. “Esses aumentos não aconteceram exclusivamente no verão de 2014, são aumentos que aconteceram do verão passado ao atual", explicou. No consumo fora de casa, os sucos de fruta subiram 13,83%, cervejas e chopes tiveram 10,92% de aumento , enquanto refrigerantes e água mineral ficaram 9% mais caros. Para a compra nos supermercados, houve aumento de 16,16% nas polpas de fruta; de 11,69% nas cervejas; e de 9% nos refrigerantes e nas águas. Item fundamental para encarar o sol, o protetor solar ficou 8,48% mais caro.

Comente agora
15
Fev
Cerveja não mata sede nem alivia tensão, aponta estudo
Postado por: Anacley Souza / 08:53h

Se um dia quente, com termômetros acima dos 35 graus, é o pretexto perfeito para um happy-hour regado a muita cerveja, a médica nutróloga, Maria Del Rosário, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), joga um balde de água fria nas desculpas recorrentes para beber após o expediente. Saiba como sobreviver ao calor Segundo ela, bebida alcoólica não mata a sede e muito menos alivia a tensão. “Pelo contrário. O álcool desidrata ainda mais o organismo e, em excesso, ele ‘rouba’ vitaminas do corpo importantes para combater o estresse”, afirma a especialista. A explicação é fisiológica, esclarece Maria Del Rosário. Como a cerveja é metabolizada no fígado, o corpo gasta mais vitaminas do complexo B para concluir este processo. “São estes nutrientes que ajudam o organismo a lidar melhor com o estresse. Quando estão em falta, a tensão, o cansaço e a estafa aumentam”, ensina. Infográfico: Veja como é a ressaca dentro do corpo Simultaneamente, o etanol presente nos drinques também eleva a pressão arterial e aumenta o suor. O resultado é mais transpiração e, sem cuidado, o resultado pode ser desidratação e desmaio.

Comente agora
14
Fev
Natulab é escolhida uma das 5 melhores empresas para trabalhar na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:57h
O Grupo Natulab, única indústria de medicamentos da Bahia, foi escolhido como uma das cinco melhores empresas para se trabalhar na Bahia, segundo pesquisa feita pela Great Place to Work (GPTW), um dos mais respeitados institutos do mundo nesse tema e que faz avaliações de empresas para identificar os melhores ambientes de trabalho.  O ranking final ainda não foi divulgado e só será conhecido na próxima terça-feira, dia 18, a partir das 8h30, no Hotel Sheraton, no Campo Grande, Salvador.  O resultado foi mensurado pela pesquisa de clima feita em 2013 na empresa, que pela primeira vez participa desse tipo de avaliação. Existem vários critérios para se chegar às cinco melhores da Bahia e cada um deles tem uma pontuação. No quesito “Orgulho”, por exemplo, a Natulab obteve uma nota 92, acima da média das 30 melhores empresas do Brasil no ano passado, que obtiveram uma média de 90 pontos.  Localizado em Santo Antônio de Jesus, o Grupo Natulab está ampliando seu parque industrial e é uma das empresas do setor que mais cresce no Brasil. Quando a nova planta ficar pronta, a expectativa é que sejam gerados cerca de 800 novos empregos na região.
3 comentários
14
Fev
Café a tarde pode atrapalhar o sono
Postado por: Letícia Oliveira / 14:27h

Muitas pessoas bebem café à tarde para uma dose rápida de energia no final da sua jornada de trabalho. Mas a cafeína da tarde pode estar contribuindo para problemas do sono e cansaço ao longo do dia. Um estudo recente descobriu que a cafeína atrapalhava significativamente os padrões de sono, mesmo quando ingerida muitas horas antes de deitar. Os pesquisadores sugeriram que as pessoas parem de usar a cafeína pelo menos seis horas antes de ir dormir. O principal autor deste estudo foi Christopher Drake, PhD da FAASM, do Centro de Pesquisas de Distúrbios do Sono do Hospital Henry Ford e do Departamento de Psiquiatria e Neurociência Comportamental na Wayne State College of Medicine em Detroit, Michigan. O estudo incluiu 12 pessoas com idades entre 19 e 48 anos. Todos os participantes foram examinados fisicamente e entrevistados clinicamente e confirmados como pessoas com padrão de sono saudável. Havia seis homens e seis mulheres, e sua idade média era de 29,44 anos. Nenhum dos participantes tinha insônia ou qualquer histórico atual ou passado de condições psiquiátricas ou médicas. Cada participante informou dormir entre 6,5 e 9 horas por noite regularmente, com um período médio de 30 minutos para adormecer. Além disso, os participantes relataram tomar três doses de cafeína por dia ou cinco doses de cafeína por semana. 

Comente agora
14
Fev
Médicos Mastologistas reforçam importância da mamografia a partir dos 40 anos
Postado por: Anacley Souza / 10:09h

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) divulgou nesta quinta-feira (13) um texto em que reitera sua defesa à realização da mamografia anual a partir dos 40 anos. A recomendação do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que o exame seja feito apenas a partir dos 50, e somente a cada dois anos. O comunicado da SBM foi escrito em resposta a um grande estudo canadense publicado esta semana pelo "British Medical Journal", segundo o qual mamografias e exames clínicos anuais têm a mesma eficácia no que se refere a diagnóstico e mortalidade por câncer de mama. A pesquisa contou com 90 mil mulheres de 40 a 59 anos, divididas em dois grupos: no primeiro, as participantes faziam mamografias todos os anos. No segundo, apenas o exame clínico anual (quando o médico apalpa as mamas e axilas para detectar possíveis alterações). O número de diagnósticos de câncer em ambos os grupos foi semelhante, assim como a mortalidade pela doença (500 e 505, respectivamente), em um acompanhamento que durou 25 anos. Os resultados para as mulheres de 40 a 49 anos também foram similares aos do grupo de 50 a 59 anos. Em outras palavras, o estudo indica que submeter as mulheres a mamografias anuais pode não ser uma boa ideia. Não só pelo risco que a exposição acumulada à radiação que o exame envolve (e que a longo prazo pode aumentar a propensão ao câncer). Mas pelo alto índice de superdiagnóstico, ou seja, de tumores descobertos que não iriam necessariamente evoluir, levando mais mulheres a realizarem biópsias, cirurgias e tratamentos sem necessidade.

Comente agora
14
Fev
Veja a relação do seu tipo de pele com o sol
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:52h

Saber quais são os efeitos do sol sobre a sua pele é o primeiro passo para tratar bem dela:

Tipo I: pele muito clara
Sempre precisa de um tratamento antes de começar o verão. Queima muito fácil, é ultrassensível e nunca fica morena.

Tipo II: pele clara
É muito sensível, sempre deve usar filtro solar mesmo na cidade, tomar sol com protetor e chapéu, na parte da manhã das 7h até 10 h.

Tipo III: pele morena clara
Não é tão sensível, mas precisa de proteção. Se não tiver cuidado, em vez de bronzear, vai queimar.


Comente agora
14
Fev
Parar de fumar deixa mais feliz, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:56h

Deixar o cigarro contribui para o bem-estar mental, tendo o mesmo efeito que o uso de antidepressivos, aponta um estudo publicado no periódico médico British Medical Journal (BMJ), na edição disponível a partir desta sexta-feira (14). De acordo com os pesquisadores britânicos, que revisaram 26 estudos sobre o tema, o efeito de parar de fumar pode ser "equivalente, ou superior, ao de antidepressivos utilizados no tratamento da ansiedade, ou de transtornos de humor". Os fumantes incluídos nos trabalhos eram "medianamente dependentes", com idade média de 44 anos, e fumavam de 10 a 40 cigarros por dia. Do total, 48% eram homens. Eles foram entrevistados antes de sua tentativa de parar de fumar e, novamente, depois de conseguirem largar o hábito, em uma janela que variou de seis semanas a seis meses. Os que conseguiram deixar o cigarro estavam menos deprimidos, menos ansiosos, menos estressados e com uma visão positiva da vida do que os que não conseguiram abandonar o vício. A melhora foi perceptível nas pessoas afetadas por transtornos mentais logo que pararam de fumar. 

Comente agora
13
Fev
Novo medicamento contra câncer de mama pode prolongar vida
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:35h

Um novo medicamento para forma agressiva do câncer de mama, que pode estender a vida das pacientes por quase seis meses e apresentar menos efeitos colaterais, como queda de cabelo e diarreia, já está disponível para pacientes no Reino Unido, segundo o Jornal Daily Mail. No Brasil, o Kadcyla, da Roche, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano e agora aguarda a definição do preço para iniciar a comercialização, processo que pode levar três meses, como informou a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O medicamento é indicado para o câncer de mama HER2-positivo, tipo mais agressivo, que afeta uma em cada cinco mulheres diagnosticadas com a doença. É projetado para destruir as células cancerosas, poupando tecidos saudáveis de danos desnecessários, informou o jornal Daily Mail. 

Comente agora
13
Fev
Mesmo dentro dos limites, álcool prejudica a visão em até 30%
Postado por: Letícia Oliveira / 16:23h

Em várias partes do mundo foi determinado um consumo-limite de álcool como forma de aumentar a segurança no trânsito. Pesquisadores do Canadá estudaram quanto e de que forma a visão é comprometida mesmo dentro desses parâmetros aceitáveis, chegando à conclusão de que a visão pode ser prejudicada em até 30% antes mesmo de o bafômetro acusar que a pessoa atingiu ou passou desse limite. Publicado no jornal Perception, de Ontário, o estudo mostrou que, além de o álcool afetar as habilidades motoras da pessoa e a tomada de decisão, também reduz o contraste visual, dificultando a noção de profundidade e a distinção de tudo o que for claro e escuro. “No começo da manhã e ao cair da tarde, especialmente quando a luz do sol está baixa e pode prejudicar a visão até mesmo de quem não bebe, a noção de contraste ajuda muito na hora de evitar um acidente”, diz Brian Timney, coordenador do estudo. Na opinião do cirurgião-oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, quem já percebeu como os olhos ficam vermelhos e como as reações se tornam mais lentas depois da ingestão moderada ou alta de bebidas alcoólicas deve desconfiar do impacto que isso causa no cérebro e, consequentemente, na visão a longo prazo.

Comente agora
13
Fev
Acidentes vasculares cerebrais podem estar associados a mudanças no clima, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 13:19h

Alterações de temperatura podem elevar o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), especialmente quando está mais frio, alertam os pesquisadores. Um novo estudo constatou que os seres humanos têm mais probabilidade de ter um AVC e morrer em decorrência dele em ambientes onde há grandes mudanças na temperatura e alta umidade. A pesquisa foi apresentada em uma conferência internacional sobre o tema, realizada pela American Stroke Association, em San Diego. Entretanto, o clima mais quente reduz o risco de se precisar de um tratamento hospitalar e melhora as chances de sobrevivência. Já temperaturas mais baixas podem provocar acidentes vasculares devido à exposição ao frio, o que pode acarretar desde aumento da pressão arterial e a retração dos vasos sanguíneos, o que resultaria na coagulação de plaquetas. A chefe da pesquisa, Judith Lichtman, professora associada de Epidemiologia na Escola Yale de Saúde Pública, declarou: “O clima não é algo ao qual as pessoas costumem associar ao risco de AVC, mas descobrimos que as condições climáticas estão entre os múltiplos fatores associados a estas internações”. 

Comente agora
13
Fev
Pesquisa questiona benefício da mamografia para mulheres com menos de 60 anos
Postado por: Anacley Souza / 12:45h

Um novo estudo feito no Canadá concluiu que submeter-se a mamografia todos os anos não diminui o risco de morte por câncer de mama em comparação com realizar apenas exames físicos para detectar a doença. A pesquisa, uma das maiores já realizadas sobre o assunto, avaliou cerca de 90 000 mulheres de 49 a 59 anos ao longo de 25 anos. Ainda segundo o trabalho, um em cada cinco casos de câncer de mama diagnosticados pelo exame durante o estudo não representava uma ameaça à saúde da mulher — ou seja, não precisaria ser combatido com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Leia também: Cigarro eleva risco do tipo mais comum de câncer de mama Câncer de mama avançado: uma questão social A mamografia é indicada para a detecção precoce de câncer de mama. Não há uma regra que determine a partir de qual idade uma mulher deve ser submetida ao exame, ou com qual periodicidade. O que existem são recomendações de entidades médicas e órgãos públicos a partir de fatores econômicos e pesquisas consistentes sobre o assunto. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), por exemplo, recomenda a mamografia a cada dois anos para mulheres entre 50 e 60 anos. As diferentes diretrizes e a postura dos médicos sobre a mamografia estão longe de alcançar um ponto em comum. Por um lado, o exame pode detectar tumores potencialmente agressivos, de modo que as pacientes comecem um tratamento precoce e aumentem suas chances de sobreviver. Por outro, existe a possibilidade de haver diagnósticos em excesso, ou seja, de detectar e tratar cânceres inofensivos, que não apresentariam sintomas ou colocariam a vida da paciente em risco. No novo estudo, que começou em 1988, parte das participantes foi submetida a mamografias e exames físicos anuais durante cinco anos. Em um grupo de controle, ficaram as participantes que fizeram apenas os exames físicos.

Comente agora
13
Fev
Governo publica regras para desligar profissionais do Mais Médicos
Postado por: Anacley Souza / 09:40h

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (13) no "Diário Oficial da União" as regras para desligamento de profissionais do programa Mais Médicos. De acordo com a resolução do ministério, o processo para desligar os médicos deve ser instalado após dois dias de ausência injustificada do trabalho. As regras entraram em vigor a partir da publicação. A resolução com as normas para o desligamento foi publicada na mesma semana em que o Ministério da Saúde notificou 89 médicos que não se apresentaram no posto para onde foram contratados. Eles têm até esta sexta-feira (14) para apresentar justificativa, ou serão desligados do Mais Médicos. Também nesta semana o ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou que 24 cubanos já deixaram o programa. Outros três não apareceram para trabalhar e ainda não foram localizados pelo governo. Dos casos dos cubanos que deixaram o Mais Médicos, dois ganharam maior repercussão: o da médica Ramona Rodriguez, que saiu da cidade de Pacajá (PA) e foi para Brasília, onde pediu refúgio para o governo brasileiro; e o do médico Ortelio Jaime Guerra, que atendia em Pariquera Açu (SP) e viajou para os Estados Unidos. Segundo as regras publicadas no "Diário Oficial" nesta quinta, em casos de ausência por períodos entre quatro horas e dois dias, o médico deverá tomar advertência

Comente agora
13
Fev
6,7 milhões de crianças estão obesas
Postado por: Anacley Souza / 08:20h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que somente no Brasil a obesidade avançou cerca de 240% nas últimas duas décadas. Já a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia indica que no país 6,7 milhões de crianças apresentam esse problema. Por outro lado a Sociedade Brasileira de Pediatria identifica que o índice de crianças obesas passou de 3% para 15% nos últimos 30 anos. Devido a esses dados alarmantes, a volta as aulas traz a preocupação com os hábitos alimentares de crianças durante o período escolar. Segundo a Doutora na área de Obesidade, nutricionista Flavia Fellippe - diretora da Clínica Leve Flávia Felippe -, são inúmeras as causas que provocam a obesidade infantil, porém as duas que mais se destacam são: a grande oferta de alimentos hipercalóricos e o sedentarismo. “Com o avanço das tecnologias, a criança passa muito tempo frente ao computador, televisão e videogame, todas atividades que não envolvem exercício físico, portanto sem queima calórica. Logo, essa inatividade é um elemento que contribui, e muito, para o ganho de peso”, salienta.

Comente agora
12
Fev
Viagra feminino chega ao mercado e promete aumentar libido da mulher
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:04h

Uma nova pílula conhecida como "Viagra feminino" chega este mês às lojas da Inglaterra, prometendo aumentar o prazer que as mulheres têm nas relações sexuais. A Lady Prelox é feita à base de ervas, com um extrato de casca de pinheiro francês chamado Pycnogenol. Segundo O Globo, o medicamento será vendido por cerca de R$ 132 para 60 comprimidos - que são cor de rosa, lembrando o azul do Viagra. A indicação é de que sejam tomados dois comprimidos por dia. A Nord Pharma, fabricante do medicamento, diz que o produto" aumenta a libido e a excitação das mulheres" ao estimular o "fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos, bem como o cérebro". Cientistas fizeram um estudo com 40 voluntárias durante oito semanas e todas relataram melhora na vida sexual depois do período. O presidente da Associação de Aconselhamento Sexual, Graham Jackson, disse ao jornal "Daily Mail" que a pílula pode de fato funcionar, analisando a teoria da sua criação.

Comente agora
12
Fev
Após exagerar na pimenta, é melhor comer um pão do que beber água
Postado por: Anacley Souza / 10:15h

A pimenta e o sal são ingredientes usados para dar sabor a diversos pratos, mas em excesso, podem levar a certas complicações. No caso da pimenta, por exemplo, o problema imediato causado pelo consumo excessivo é a queimação e o incômodo - nesse caso, muita gente tem o hábito de logo beber um copo de água para aliviar, mas isso está errado. Como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui no Bem Estar desta quarta-feira (12), a água espalha a substância irritativa e, por isso, o melhor a se fazer é comer um pão, que absorve essa substância, aliviando o desconforto. O médico explica ainda que a pimenta pode agredir o sistema digestivo e levar à gastrite, por exemplo, mas ela não causa hemorroidas, apenas irrita as que já existem. Por isso, pessoas que têm problemas no intestino podem sentir algum incômodo ao ingerirem temperos fortes, mas isso não significa que elas tenham síndrome do intestino irritável, como alertou o cirurgião. O diagnóstico desse problema é bastante complicado e, para ser feito, antes é preciso excluir outras possibilidades, como câncer, doença de Chron, retocolite ulcerativa, intolerância à lactose ou ao glúten. Apesar dos problemas que causa ao sistema digestivo, a pimenta é um alimento saudável e, por ser termogênica, acelera o metabolismo e a queima de calorias, como explicou a nutricionista Elaine Moreira.

Comente agora
12
Fev
SAJ: Pacientes dizem que foram vítimas de uma injustiça na Policlínica Municipal
Postado por: Bruna Leal / 09:18h

Nesta terça-feira, 11, pacientes que aguardavam por exame na policlínica de Santo Antônio de Jesus se revoltaram devido ao atendimento recebido na unidade. Maria Cristina, moradora do Serenhem, zona rural de Santo Antônio, contou à reportagem da Rádio Recôncavo FM que o aparelho utilizado para a realização do exame médico ao qual iria ser submetida quebrou momentos antes de ela ser atendida. Dessa forma, como desde novembro vem tentanto, com dificuldades, fazer esse exame, Maria e outras pacientes sugeriram que o aparelho fosse soldado naquele momento, para evitar que os cinco pacientes que estavam aguardando atendimento voltassem para casa sem terem feito os exames. O médico aceitou a ideia e arcou com as despesas do conserto. As pacientes foram a uma empresa próximo à policlínica para soldar o aparelho defeituoso, já que nenhum funcionário da unidade pôde fazer isso no momento. Quando as pacientes voltaram com o aparelho consertado, o médico estava em outra sala atendendo outras pessoas e informou que só iria atender os outros pacientes quando terminasse esses atendimentos. Os pacientes ficaram revoltados com a situação. Maria Cristina, ao saber que seu trabalho de soldar o aparelho foi em vão, saiu correndo da policlínica levando o aparelho consigo. Segundo ela, o aparelho soldado seria a prova de que foi vítima de uma injustiça. Ela chegou a ser perseguida e agredida por um guarda municipal, mas conseguiu escapar.

Redação Voz da Bahia - Bruna Leal

2 comentários
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com