As comentadas


Boa noite , Sábado, 29/08/2015








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

10
Jan
Anvisa quer proibir substância encontrada na maconha para remédio
Postado por: Letícia Oliveira / 10:52h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retoma na próxima semana o debate que pode excluir o canabidiol, que é uma substância encontrada na maconha, da lista de substâncias proibidas e reclassificá-lo como medicamento. A reunião da diretoria colegiada está marcada para a próxima quarta-feira (14). De acordo com a Anvisa, serão discutidos também os critérios e procedimentos para a importação de produtos a base da substância em associação com outros canabinóides, por pessoa física e para uso próprio. Na primeira reunião do ano, os diretores da agência devem avaliar a atualização de dados cadastrais relativos ao funcionamento de empresas, e a transferência de titularidade de registro de produtos sujeitos à vigilância sanitária em decorrência de operações societárias e operações comerciais. Outra pauta trata da proposta de regulamento que estabelece os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços de diagnóstico por imagem, que utilizam equipamentos emissores de radiação ionizante na área da saúde.

Comente agora
10
Jan
Decisão da ANS sobre parto é campanha contra obstetra, diz diretor de Maternidade
Postado por: Letícia Oliveira / 10:20h

A resolução do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para reduzir o número de partos cirúrgicos é uma campanha negativa e uma "invasão" à obstetrícia. A avaliação é do diretor técnico do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, Coríntio Mariani Neto. "A categoria (dos obstetras) vem sendo atacada. Antes, vimos a campanha contra a episiotomia (corte cirúrgico feito no processo do parto normal). Agora, assistimos a essa decisão sobre o parto normal e cesárea", afirmou o obstetra, que também é secretário-geral da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp). A resolução do Ministério e da ANS, anunciada esta semana, estabelece regras para que as seguradoras registrem e informem, a quem solicitar, o número porcentual de partos cirúrgicos (cesarianas) e normais por médico credenciado e estabelecimento de saúde. As informações deverão estar disponíveis no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data de solicitação. Em caso de descumprimento, será aplicada multa no valor de R$ 25 mil. Mariani Neto afirma que a paciente tem o direito de ter acesso a essa informação, mas deveria apurá-la junto ao seu obstetra. "Não deveria ser tratado publicamente. É uma invasão", afirma o obstetra. Segundo ele, toda a discussão está sendo feita de forma inadequada, a Sogesp não foi consultada e outros problemas envolvendo o tema não estão merecendo a reflexão necessária.

Comente agora
10
Jan
Planos de saúde não precisam mais pagar cesarianas agendadas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:32h

As novas regras de estímulo ao parto normal para os associados aos planos de saúde, divulgadas nesta semana, preveem que as operadoras não serão mais obrigados a pagar por cesarianas desnecessárias. Apesar de a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) julgar que esta é a opção pela saúde da mulher e do bebê, movimentos feministas e o Conselho Federal de Medicina acham que a nova regra fere a autonomia da mulher na escolha do parto. O diretor adjunto da diretoria de produtos da ANS, João Barroca, acredita que o direito à escolha deve ser relativizado diante do direito à saúde. “Ninguém vai contra a cesariana, desde que haja indicação do procedimento cirúrgico. A opção é pelo direito à saúde”, defendeu Barroca. Para ele, aos poucos, a cultura do parto natural ganhará mais força no Brasil. As operadoras de plano de saúde apoiaram as novas regras. A ideia é que, em pouco menos de seis meses, quando a Resolução Normativa 368 começar a ser obrigatória, o parto normal será a regra, enquanto as cesarianas só serão feitas com indicação clínica, quando há riscos para o bebê ou para a mãe. Atualmente, o índice de partos cirúrgicos na saúde suplementar é 84%, enquanto na rede pública não passa de 40%. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o índice de cesáreas não ultrapasse os 15%.

Comente agora
10
Jan
Descoberto gene que causa câncer de mama mais letal; estudo pode indicar novos tratamentos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:43h
O gene que desencadeia um dos tipos mais letais do câncer de mama foi descoberto por cientistas da Cancer Research UK, no Reino Unido. De acordo com os cientistas, a descoberta aumenta as esperanças de novos tratamentos. O câncer de mama triplo-negativo é uma forma da doença de crescimento rápido e difícil de tratar. Um em cada cinco casos de câncer de mama é triplo-negativo e ataca principalmente as mulheres entre os 20 e 30 anos. A pesquisa, realizada em camundongos, demonstra a importância do gene no desenvolvimento da doença. Os animais destinados a desenvolver câncer de mama permaneceram livres da doença, quando o gene foi desativado. Quando o gente é “desativado”, a doença é mais fácil de tratar. Em muitos casos, esse tipo de câncer, se espalha para fora da mama e pode voltar após o tratamento. Os pesquisadores agora estudam se o gene desempenha o mesmo papel na causa do câncer de mama em mulheres e se as drogas podem ser desenvolvidos para atingir as moléculas defeituosas. De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, o câncer de mama triplo-negativo ataca mais mulheres de origem africana e hispânica. (BN)
 
Comente agora
10
Jan
Gene é responsável pelo câncer de mama mais letal
Postado por: Letícia Oliveira / 05:17h

Cientistas descobriram o gene que desencadeia um dos tipos mais letais de câncer de mama, o triplo-negativo, aumentando as esperanças de novos tratamentos. câncer de mama triplo-negativo é uma forma da doença de crescimento rápido e difícil de tratar. Um em cada cinco casos de câncer de mama é triplo-negativo e ataca principalmente as mulheres entre os 20 e 30 anos. Experimentos em camundongos confirmaram a importância do gene no disparo desse tipo de câncer. Os animais destinados a desenvolver câncer de mama permaneceram livres da doença, quando o gene foi desativado. Ao "desativar" o gene nas células a doença ficou mais fácil de tratar. Mais agressivo do que outros tipos de câncer de mama, ele quase sempre se espalha para fora da mama e é muito provável que volte a ocorrer após o tratamento.

Comente agora
10
Jan
Para combater câncer de pele, filtro solar pode ter os preços mais baixos
Postado por: Letícia Oliveira / 05:02h

O protetor solar pode vir a fazer parte da lista de medicamentos do programa Farmácia Popular. De acordo com informações da Agência Senado, a proposta, que consta do Projeto de Lei do Senado 341/2014, tem a intenção de baratear o custo dos protetores para incentivar a população a usar o produto e evitar a incidência de câncer de pele. De autoria do ex-senador Kaká Andrade, o projeto altera a Lei 10.858/2004 para incluir os protetores solares entre os produtos oferecidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio da Farmácia Popular. Segundo o autor da proposta, apesar da importância dos protetores na prevenção do câncer e de outras doenças de pele, “sua utilização no país ainda é muito baixa”, em decorrência dos altos preços cobrados pelo produto. "O objetivo primordial desta proposta é proporcionar a aquisição do filtro solar a pessoas de baixa renda, que não têm condições de arcar com mais essa despesa. Nada mais justo que o Poder Público dê condições para que essas pessoas carentes adquiram o protetor solar sem custo nenhum", argumentou.

Comente agora
10
Jan
Caos na Saúde em Santo Amaro: médicos sem salários e equipamentos sucateados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 04:39h

Um novo capítulo na novela que envolve a saúde pública em Santo Amaro foi escrito nesta sexta-feira (9). O município, comandado pelo prefeito Ricardo Machado (PT), está sem médicos em plena festa popular do Senhor do Bonfim que ocorre hoje. Em contato com a reportagem, funcionários da Santa Casa de Misericórdia e o hospital Octávio Pedreira relataram as péssimas condições das unidades, que abrigam cerca de 120 funcionários, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais. As unidades hospitalares são administradas pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), bancadas por recursos da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Segundo a funcionária do Octávio Pedreira, Maristela de Brito, falta, além dos últimos quatro salários, material, medicamentos e até alimentação para pacientes e funcionários. Os aparelhos de raio-x estão sucateados e o laboratório não funciona. “Às vezes tem médico para emergência, mas não existe especialidades, ultrassom, ortopedista. Médicos deixaram os hospitais por falta de pagamento. O município está um caos. Não há informação da APMI, nem da diretoria das unidades. Hoje tem apenas dois pacientes no Octávio Pedreira porque os outros deram alta, pois não tem como continuar o internamento”, explica a enfermeira.

Um comentário
10
Jan
Vacina contra Ebola está perto de ser testada
Postado por: Letícia Oliveira / 03:05h

As duas vacinas contra o Ebola que estão em estágio mais avançado de desenvolvimento têm “um perfil de segurança aceitável”, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois de um encontro com especialistas. Assim, os testes com pessoas sadias começarão no fim de janeiro, na Libéria, e continuarão em fevereiro na Guiné e em Serra Leoa. Depois dessa fase, será preciso esperar entre duas e quatro semanas para obter os dados sobre a imunização dos medicamentos. (Agência Estado)

Comente agora
09
Jan
Testes mostram que duas vacinas contra o ebola são seguras, diz OMS
Postado por: Anacley Souza / 16:52h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta sexta-feira que duas vacinas contra o ebola provaram ser seguras, e logo devem ser testadas em voluntários saudáveis na África. De acordo com a doutora Marie-Paule Kieny, que lidera o grupo responsável pela luta contra o ebola na OMS, “as vacinas têm nível de segurança aceitável”.Segundo ela, os próximos testes devem começar em breve. Além das duas vacinas aprovadas, uma fabricada pela GlaxoSmithKline e outra licenciada por Merck e NewLink, novas pesquisas estão sendo desenvolvidas nos Estados Unidos, Rússia e outros países. Os testes com a vacina da Merck e NewLink chegaram a ser interrompidos em dezembro, por causa de relatos de dores nas juntas entre alguns dos pacientes que receberam o tratamento. No entanto, Marie-Paule afirmou que os efeitos colaterais não eram significativos. A nova fase de testes deve durar seis meses, e acontecerá ao mesmo tempo em que as farmacêuticas começarão a produzir em larga escala os produtos, o que significa que milhões de vacinas podem estar disponíveis no fim do ano. No entanto, especialistas ainda discutem se elas serão usadas em populações inteiras ou apenas grupos de risco. Acredita-se que o ebola tenha infectado mais de 20 mil pessoas e matado 8 mil delas, principalmente na Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Comente agora
09
Jan
Para combater câncer de pele, protetor solar poderá ter preços mais baixos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:37h

O protetor solar pode vir a fazer parte da lista de medicamentos do programa Farmácia Popular. A proposta, que consta do Projeto de Lei do Senado 341/2014, tem a intenção de baratear o custo dos protetores para incentivar a população a usar o produto e evitar a incidência de câncer de pele. De autoria do ex-senador Kaká Andrade, o projeto altera a Lei 10.858/2004 para incluir os protetores solares entre os produtos oferecidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio da Farmácia Popular. Segundo o autor da proposta, apesar da importância dos protetores na prevenção do câncer e de outras doenças de pele, “sua utilização no país ainda é muito baixa”, em decorrência dos altos preços cobrados pelo produto. — O objetivo primordial desta proposta é proporcionar a aquisição do filtro solar a pessoas de baixa renda, que não têm condições de arcar com mais essa despesa. Nada mais justo que o Poder Público dê condições para que essas pessoas carentes adquiram o protetor solar sem custo nenhum — argumentou.

Comente agora
09
Jan
Sepse é um inimigo silencioso, fatal e quase desconhecido
Postado por: Anacley Souza / 15:17h

O termo sepse origina-se do grego sêpsis, que significa putrefação. A sepse, como manifestação de diferentes endemias e epidemias, causou profundo impacto na história da humanidade. Um dos exemplos mais ilustrativos é a epidemia da peste, que, na sua forma septicêmica, dizimou um terço da população europeia no século XIV. Essa alusão a um episódio do passado pode nos trazer a ilusão de que com a descoberta dos microrganismos e dos antibióticos achamos a solução para um problema tão importante. Infelizmente não; estima-se que ocorram cerca de 20 milhões de casos anualmente, com mortalidade que, nas formas graves, ultrapassa 50%. Esses casos estão concentrados particularmente em regiões menos favorecidas, com diagnóstico tardio e carência de leitos de terapia intensiva. Sepse pode ser definida como a repercussão ou manifestação sistêmica de uma infecção. Isso significa que a partir de um foco infeccioso, por exemplo, uma infecção urinária ou uma pneumonia, todo o corpo fica comprometido. A sepse pode ser encarada como uma síndrome em três fases, começando com sepse e progredindo para sepse grave e choque séptico. O ideal é tratar a sepse durante a sua fase inicial, evitando seu agravamento. Associado a foco infecioso presumido ou instalado o diagnóstico de Sepse esta estabelecido. Caso exista disfunção em mais do que dois órgãos abaixo estaremos diante da sepse grave:

  1. Diminuição significativa da produção de urina
  2. Mudança abrupta no estado mental
  3. Diminuição do número de plaquetas
  4. Dificuldade em respirar.
Comente agora
09
Jan
Especialistas elegem a melhor dieta para seguir em 2015
Postado por: Anacley Souza / 12:05h

Médicos e nutricionistas americanos, a pedido da publicação U.S News & World Report, elaboraram diversas listas sobre quais são as melhores dietas para adotar neste ano. Os resultados variam dependendo do objetivo das pessoas: perder peso, proteger o coração, evitar doenças ou unir todos esses fatores em um só tipo de alimentação. A grande vencedora de 2015 é a dieta conhecida pelos americanos como DASH (sigla em inglês para “dieta para combater a hipertensão”). O plano foi considerado pelos profissionais como a melhor opção entre as melhores dietas em geral, por ser fácil de ser seguida, nutritiva, eficaz para a perda de peso e para a prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Dieta contra pressão alta: Chamada de DASH Diet em inglês, o plano tem como objetivo prevenir e tratar a hipertensão. A dieta DASH foi considerada por médicos americanos como a mais adequada para beneficiar o corpo de diferentes maneiras, já que acaba promovendo perda de peso e uma alimentação mais nutritiva.

Comente agora
09
Jan
Médico é condenado a quase 30 anos de prisão por cobrar por partos no SUS
Postado por: Anacley Souza / 11:51h

Um médico foi condenado a 27 anos e dois meses de reclusão em regime inicial fechado por cobrar de gestantes a realização de partos pelo SUS em um hospital público do Rio Grande do Sul. Luis Carlo Michell perdeu o cargo público no hospital municipal e também foi condenado ao pagamento de reparação pelas cobranças indevidas às pacientes. Nove gestantes teriam sido lesadas pelo médico entre os anos de 2009 e 2010. Cerca de 25 pessoas prestaram depoimento confirmando a versão de que o profissional cobrava honorários para a realização dos procedimentos; grande parte das gestantes era carente. De acordo com a juíza Marilene Parizotto Campagna, da Vara Judicial da Comarca de Santa Bárbara do Sul, responsável pela sentença, uma das vítimas “ficou três dias tomando soro, sem beber e sem comer, para forçar um parto normal, pois a cesárea somente seria realizada se efetuasse o pagamento da quantia exigida pelo acusado”. Na sentença, a juíza também afirma que o médico demostrou "total desprezo com os seus semelhantes, chegando a afirmar que ‘pobre’ não teria o direito de ter filhos e não se comovendo com o sofrimento físico das vítimas”. A defesa do profissional afirmou que após 23 anos de atuação na área poderia haver confusão entre pacientes dos planos particulares e do SUS e que a cobrança indevida teria sido motivada por isso. O médico ainda poderá recorrer em liberdade da decisão do Tribunal de Justiça (TJ-RS). (Correio)

Comente agora
09
Jan
Dipirona sódica é vendida com outro medicamento dentro de embalagem; Anvisa suspende venda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 04:20h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (9) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o território nacional, do Lote 140763B (val. 06/16) do medicamento Dipirona Sódica, 500 mg/ml, genérico, solução oral, fabricado por Mariol Industrial Ltda. De acordo com o texto, o próprio fabricante enviou um comunicado de recolhimento voluntário depois de ter verificado, por meio de reclamação, que algumas caixas continham descrição e lote referente ao produto mas, ao abri-las, foi detectada a presença de produto rotulado como cloridrato de metoclopramida. Dessa forma, a Anvisa também suspendeu o medicamento rotulado como cloridrato de metoclopramida, 4 mg/ml, genérico, solução oral, que tenha o mesmo número de lote da dipirona sódica. A agência determinou ainda que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado. Em nota, a Mariol Industrial Ltda. solicitou aos consumidores dos medicamentos citados que suspendam o uso e entrem em contato imediato com o laboratório por meio do telefone 0800 7748582 (de segunda a sexta, das 8h às 17h) ou por meio do e-mail sac@mariol.com.brSe existirem relatos de eventos adversos, a empresa informou que os consumidores podem buscar atendimento também por meio do e-mail farmacovigilancia@mariol.com.br. (Correio0

Comente agora
08
Jan
Testes finais de vacina contra ebola terão início em janeiro
Postado por: Anacley Souza / 16:44h

O estágio final de testes de vacinas experimentais contra o ebola terá início em janeiro ou fevereiro nos países da África Ocidental mais afetados pelo vírus, enquanto cientistas e fabricantes de medicamentos correm para segurar o contágio da doença, informou nesta quinta-feira (8) a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caso se provem eficazes, as injeções estarão disponíveis para envio poucos meses depois. A epidemia já matou 8.235 pessoas, de um total de 20.747 infectados, segundo balanço da OMS divulgado nesta quarta-feira. Quase 90 especialistas de fabricantes de vacinas, agências reguladoras e ministérios da Saúde se reuniram na sede da OMS para revisar dados dos testes de segurança iniciais e finalizar os planos para os essenciais testes clínicos da fase três na Libéria, Serra Leoa e Guiné. "É do meu entendimento que não há grandes sinais de segurança reportados até o momento", declarou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, em seu discurso de abertura, obtido pela Reuters. "Todos nós queremos que o impulso e senso de urgência continuem", disse ela. "Muitos profissionais de saúde ainda estão sendo infectados, incluindo os locais e médicos e enfermeiros de equipes médicas estrangeiras." A reunião discute três projetos de ensaios clínicos em larga escala diferentes, que usam as mais avançadas vacinas para combater a doença. Duas vacinas da GlaxoSmithKline e outra resultante de uma colaboração entre a NewLink Genetics e a Merck entraram na fase inicial de testes clínicos no final do ano passado. Uma terceira vacina, da Johnson & Johnson e da Bavarian Nordic acabou de atingir o estágio de testes em humanos.

Comente agora
08
Jan
CFM rebate crítica sobre 'taxa' de parto
Postado por: Anacley Souza / 14:06h

O Conselho Federal de Medicina e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) divulgaram nesta quinta-feira uma nota para rebater as críticas feitas pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, sobre a cobrança de uma taxa extra para acompanhamento de gestantes, no caso de elas optarem pelo parto normal. Terça, o ministro criticou o parecer do conselho, de 2012, que libera profissionais a adotar a prática. Para o ministério, ela é ilegal, deve ser denunciada e inibe a redução dos partos cesáreos. Na nota, CFM e Febrasgo dizem "lamentar" o desconhecimento da pasta sobre o assunto, que o parecer não tem caráter coercitivo e que ele é uma resposta a uma consulta formulada pela própria Agência Nacional de Saúde Suplementar sobre o tema. "Se o acordo é feito, o profissional recebe honorários do parto somente da paciente. Não há dupla cobrança. O plano não paga", disse o presidente do CFM, Carlos Vital. As afirmações do ministro foram feitas terça, durante o lançamento de um pacote para tentar reduzir os indicadores de cesárea no Brasil. Em 2013, 80% dos nascimentos na rede suplementar de saúde ocorreram por meio da técnica. Na rede pública, foram 40%. Entre as medidas anunciadas está a obrigação de as operadoras de saúde divulgarem informações sobre porcentuais de cesáreas da empresa, dos hospitais conveniados e de profissionais credenciados a sua rede.

Comente agora
08
Jan
Câncer surge com mais frequência devido ao azar do que a causas genéticas, afirmam pesquisadores
Postado por: Samile Macêdo / 11:34h

O câncer surge com frequência por "azar do paciente", devido a mutações aleatórias que acontecem no processo de divisão celular, e não por causas genéticas ou hábitos de risco, afirmaram pesquisadores americanos nesta quinta-feira. O estudo, publicado na revista "Science" e realizado por cientistas da Universidade Johns Hopkins, é baseado em um modelo de estatística que leva em conta uma grande variedade de tipos de câncer. Ele exclui, no entanto, o câncer de mama, o mais frequente entre as mulheres, e o de próstata, o mais comum entre os homens, depois do de pele. Dois terços dos cânceres produzidos em adultos podem ser explicados por mutações genéticas aleatórias que fazem com que os tumores cresçam, enquanto um terço é consequência de fatores genéticos ou hábitos de risco. "Este estudo mostra que se pode aumentar as chances de ter câncer quando se é fumante ou se tem maus hábitos", disse um dos autores da pesquisa, Bert Vogelstein, professor de oncologia na universidade Johns Hopkins. "Mas numerosas formas de câncer se devem, principalmente, ao azar e à mutação de um gene que provocará um tumor maligno, sem relação alguma com os hábitos de vida ou fatores hereditários", assinalou.

Comente agora
08
Jan
Doença misteriosa faz inglesa engordar 50 kgs em seis meses
Postado por: Samile Macêdo / 11:28h

Uma doença misteriosa fez com que uma mulher engodasse cerca de 50 kg em seis meses. A maquiadora Laura Pell, 34 anos, nascida em Northamptonshire, na Inglaterra, pesava 57 kg e praticava exercícios físicos regularmente, além de sempre ter mantido uma dieta equilibrada. Segundo informações do jornal britânico 'Daily Mail', Laura começou a reter líquido e viu seu corpo inchar assustadoramente. Atualmente pesando 108 quilos, Laura foi obrigada a parar de trabalhar pois não conseguia se movimentar direito. "Estou em agonia absoluta e lutando para me mover. Os últimos seis meses foram um inferno, e eu simplesmente não tenho qualidade de vida. Sinto como se minha pele estivesse esticada e apertada, como um colchão d'água humano", contou ao 'Daily Mail'. O problema de saúde misterioso fez a inglesa reter líquidos rapidamente, deixando sua pressão arterial e batimentos cardíacos irregulares. Ela já fez um longo tratamento hospitalar mas sua condição não melhorou. A jovem agora luta para arrecadar dinheiro para um tratamento médico com um neurologista e um endocrinologista em uma clínica particular em Manchester.

Comente agora
08
Jan
10 alimentos detox para voltar à forma e perder barriga depois da comilança
Postado por: Samile Macêdo / 09:56h

A dieta detoxificante é importante para aliviar o trabalho do fígado, cansado por trabalhar demais para metabolizar álcool, gorduras e outras toxinas por causa dos excessos das festas de fim de ano. Além disso, esses alimentos podem ser termogênicos, que estimulam o corpo a gastar mais energia em repouso. O organismo funcionando bem, a perda daquela barriguinha recém-adquirida se torna muito mais fácil. E lembre-se: quanto mais rápido perder um quilo que foi adquirido, mais fácil ele vai embora. A nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center e a coordenadora do Curso de Gastronomia do IBMR, Ana Maria Gonçalves, listam 10 alimentos para inserir na dieta. Mas não se esqueça de também praticar exercícios físicos. Eles são importantes para manter uma boa saúde.

1. Água de coco: É fonte de sódio, magnésio, potássio e fósforo. Ajuda na reposição de minerais perdidos durante as festas e atua como poderoso hidratante.

2. Chá verde: tem ação diurética, aliviando a retenção de líquidos, o que leva à redução do inchaço e à eliminação das toxinas.

3. Chá de cavalinha: Assim como o chá verde, possui ação diurética. 

Comente agora
08
Jan
Cientistas criam pílula que engana o corpo para que queime gorduras
Postado por: Samile Macêdo / 07:41h

Um grupo de cientistas americanos desenvolveu uma pílula, testada até agora em ratos, que 'engana o corpo' ao fazer acreditar que consumiu calorias, o que faz com que queime gorduras, freie o aumento de peso e ajude a reduzir o colesterol e controle o açúcar no sangue. 'Esta pastilha é como uma comida imaginária', explicou o diretor do Laboratório de Expressão Genética de Salk, nos Estados Unidos, Ronald Evans, autor do estudo publicado nesta segunda-feira na revista 'Nature Medicine'. A pílula 'envia o mesmo tipo de sinais que normalmente são produzidos quando ingerimos muita comida, de modo que o corpo começa a deixar espaço livre para armazená-las, mas não há calorias e nem mudanças no apetite', assinalou.  A equipe de pesquisa já está trabalhando para iniciar os testes clínicos com humanos para provar a eficácia do novo composto no tratamento contra a obesidade e doenças metabólicas. O composto de fexaramina não se dissolve no sangue como os supressores do apetite ou os remédios para dieta com base de cafeína, mas fica no intestino, o que provoca menos efeitos secundários, segundo o estudo. 

Comente agora
08
Jan
Filtro solar pode irritar os olhos e causar conjuntivite
Postado por: Letícia Oliveira / 03:08h

A proteção da pele com filtro solar no Verão é essencial, mas pode representar um risco para a saúde ocular. É o que mostra estudo realizado pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. “O contato com produtos químicos representa 20% das ocorrências de conjuntivite tóxica no calor, uma espécie de irritação química da conjuntiva, membrana que recobre as pálpebras e a superfície dos olhos”, afirma. O levantamento com 270 pacientes revela que o  filtro solar responde por 46% dos casos, bronzeadores por 39% e a maquiagem por 15%. O médico diz que a  evaporação do filtro solar, aplicação em excesso e transpiração favorecem a penetração nos olhos e causam a doença. As dicas do especialista para evitar a irritação dos olhos são:

Comente agora
08
Jan
Com suspeita de leucemia, 'Ken Humano' é transferido de hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:26h

O modelo conhecido como "Ken Humano", Celso Santebañes, foi transferido na noite desta quarta-feira (7) do Hospital Regional Dom Bosco em Araxá, no Alto Paranaíba, onde estava internado desde a noite de terça (6) para tratar de infecções. De acordo com familiares, Celso segue para o município de Patos de Minas, onde será submetido a transfusões de plaquetas, devido à suspeita de leucemia. Nos últimos dias, Celso teve febre e manchas surgiram nas coxas, no local onde tem aplicação de hidrogel. "Os médicos passaram que ele não pode ficar aqui, que tem que ir pra Patos por causa das plaquetas. E as plaquetas são caríssimas, e é difícil pra nós, que não temos condições de pagar. Eles informaram que é só particular, que não tem jeito, nem pelo convênio não faz, tem convênio, só que não faz. Se ele não tomar essas plaquetas ele não sobrevive. No momento ele não tem condições, ele gastou muito, precisa de ajuda aí, pra ver se salva e Jesus abençoe pra que ele volte com vida”, afirmou emocionado o pai do modelo, Célio Antônio Borges, que perdeu um filho há cerca de três anos devido a problemas pulmonares. Na saída do hospital, Celso cobriu o rosto e não falou com a imprensa.

Comente agora
07
Jan
Desistências do Mais Médicos não chegam a 2% dos médicos bolsistas, diz ministério
Postado por: Anacley Souza / 16:52h

Até agora o governo registrou a desistência de 193 médicos do Programa Mais Médicos, um número considerado baixo pelo Ministério da Saúde diante dos mais de 14 mil médicos do programa. “A gente tem sempre que trabalhar pela menor taxa de abandono possível, mas considerando um programa que está atuando nas áreas com maior necessidade do sistema de saúde, nas áreas mais pobres e vulneráveis em municípios do Brasil inteiro, a taxa de abandono é muitíssimo baixa”, defendeu o secretário de gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto. De acordo com o secretário, entre os cubanos que se inscreveram para atuar nas áreas carentes de médicos, houve desistência de 0,3% (35); entre os formados no Brasil, de pouco menos de 8% (146); e entre os intercambistas, de 1% (12). Ao todo, menos de 2% dos profissionais do Mais Médicos deixaram seus postos. Segundo o secretário, o Ministério da Saúde, em conjunto com a presidenta Dilma Rousseff, está analisando os mecanismos que estimulam os médicos a irem para as áreas carentes, como o Mais Médicos e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), para decidir o formato a ser adotado nesta nova gestão, por isso, ainda não há previsão de nova edição do Mais Médicos e nem do Provab. O Mais Médicos foi lançado em 2013 e causou polêmica entre as entidades médicas pois os profissionais estrangeiros, que representam mais de 80% dos médicos atuantes, não precisam ter o Revalida, exame obrigatório para que médicos formados fora do país atuem no Brasil. (Agência Brasil)

Comente agora
07
Jan
Número de casos de Chikungunya no Brasil aumenta 65% em um mês e meio
Postado por: Anacley Souza / 15:02h

O número de casos de Febre Chikungunya no Brasil aumentou 65% num período de um mês e meio. Boletim divulgado nesta quarta-feira, com registros até 27 de dezembro, mostra que até agora foram contabilizados 2.258 pacientes com a doença, provocada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegypi e Aedes albopictus. No boletim anterior, com dados até 15 de novembro, haviam sido contabilizadas 1.364 contaminações. Além 894 casos, o boletim mostra que a doença se alastra. Agora infecções ocorreram no Amapá (1.146 casos), Bahia (1.015), Mato Grosso do Sul (um), Mato Grosso do Sul (um). O Distrito Federal agora também aparece nas estatísticas, com três casos. Chamada de “prima da dengue”, a febre Chikungunya provoca febre alta, dor muscular e nas articulações e manchas pelo corpo. Raramente a doença provoca a morte. No entanto, uma parcela dos pacientes, em razão das dores intensas nas articulações, precisam se submeter durante meses a tratamentos de fisioterapia. A prevenção da doença é a mesma da dengue. O boletim divulgado ontem pelo ministério mostra também ter havido uma redução dos casos de dengue ano passado em comparação a 2013. Foram 1,4 milhão de casos em 2013 contra 587,8 mil em 2014. A região Sudeste apresentou maior queda (66,1%), passando de 918.2 mil, em 2013, para 310.8 mil, em 2014. Na região Norte, o número de casos não se alterou de forma expressiva. Ano passado, foram 49,1 mil, 434 casos a menos que em 2013.

Comente agora
07
Jan
Novo antibiótico é descoberto 30 anos após última grande classe
Postado por: Anacley Souza / 14:34h

Quase três décadas após o desenvolvimento da última classe de antibióticos, uma descoberta de cientistas americanos pode quebrar este período de seca. Apontado como “divisor de águas” e “muito promissor”, o estudo publicado na revista científica “Nature” apresenta um método que já levou à criação de 25 antibióticos em teste, sendo o último deles visto como o mais promissor. O auge da descoberta de antibióticos ocorreu entre 1950 e 1960. E desde 1987 não há novas fórmulas disponíveis. Nesse período, os micro-organismos se tornaram incrivelmente resistentes aos medicamentos. Apenas nos EUA, cerca de 23 mil pessoas morrem anualmente por conta das bactérias super-resistentes. No Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem um boletim que registrou quase dez mil casos de bactérias resistentes a remédios nas UTIs do país em 2012. Os pesquisadores da Universidade de Northeastern, em Boston, desvendaram o mistério na principal fonte de micro-organismos do planeta e fonte da maioria dos antibióticos: o solo. Embora ele esteja repleto de seres vivos, apenas 1% deles sobrevive em laboratório. Os cientistas, então, criaram um “hotel subterrâneo” para as bactérias, em que elas foram enterradas no solo, mas em estruturas especiais de laboratório. Com isso, substâncias químicas produzidas naturalmente pelos micróbios puderam ser testadas. "Até agora 25 compostos foram descobertos usando este método, e o último, o teixobactin, foi o mais promissor", afirmou à BBC o autor principal do estudo, Kim Lewis.

Comente agora
07
Jan
Veja o suco que ajuda a manter o bronzeado por muito mais tempo
Postado por: Samile Macêdo / 08:41h

Manter a pele bronzeada é o desejado de muitas pessoas e uma ajuda simples como o mix de ingredientes do suco Acerola Invernal, que inclui acerola, hortelão, gengibre e cenoura, é ideal para isto. De acordo com a nutricionista da rede Mixirica, franquia de alimentação saudável, Cinthia Julião, a cenoura é a grande responsável pelo prolongamento da cor, pois é rica em betacaroteno, potente antioxidante que colabora com o aumento da elasticidade da pele e formação de melanina, substância responsável pela sua coloração. A acerola também contribui bastante, já que é uma fruta antienvelhecimento, exercendo ação antioxidante sobre a pele. Mas a nutricionista faz um alerta, o consumo deve ser constante para se obter resultados. “O ideal é que o consumo comece alguns dias antes da exposição ao sol e permaneça por todo o verão. Assim é possível evitar o envelhecimento precoce e prolongar a cor obtida durante um bom tempo”. O suco, que é o mais pedido da rede nesta época do ano, além de auxiliar no bronzeado é um antioxidante potencializado por conta de seu mix. A combinação do betacaroteno, presente na cenoura e os minerais, como cálcio, ferro e fósforo presentes na acerola, ajudam a neutralizar os danos às células causados pelos radicais livres.

Comente agora
07
Jan
Anvisa interdita lote de canela moída com pelo de roedor
Postado por: Letícia Oliveira / 04:50h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou um lote de canela moída pura da marca Pachá, fabricado pela empresa Arcos, instalada em Contagem (MG). O lote atingido é o 3/2014, com validade até março de 2016. A decisão foi tomada depois de um laudo apontar a presença, acima da tolerância permitida, de pelo de roedor "matéria estranha indicativa de risco à saúde humana", de acordo com a agência. A medida preventiva foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (7) e vale pelo prazo de 90 dias. A empresa foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto. (G1)

Comente agora
07
Jan
Governo anuncia propostas para reduzir número de cesáreas
Postado por: Letícia Oliveira / 02:13h

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciaram nesta terça-feira (6), em Brasília, uma nova resolução que irá pressionar as operadoras a fiscalizarem mais hospitais e médicos para diminuir a quantidade de partos cesáreos feitos por planos de saúde no Brasil. O governo busca estimular o parto normal e reduzir as cesarianas, quando possível, pois o índice de nascimentos por meio cirúrgico chega a 84,6% do total realizado via planos de saúde. O índice é extremamente alto se comparado ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 15%. A medida será publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial e o prazo para as operadoras se adaptarem à resolução é de 180 dias. Entre as novas regras, fica estabelecido que os planos de saúde devem informar às pacientes, em até 15 dias, a quantidade de cesarianas realizadas por médico, operadora e hospital, quando solicitados. Segundo o governo, com essas informações em mãos, a mulher terá a oportunidade de analisar melhor e com calma o histórico do médico e do local em que o parto será realizado e pode ajudá-la a optar, inicialmente, pelo método normal. A multa para as operadoras que não prestarem as informações quando solicitadas pela gestante será de R$ 25 mil.

Comente agora
06
Jan
Assista as dicas para manter o bronzeado; veja
Postado por: TV Voz da Bahia / 19:29h

Comente agora
06
Jan
Albinos poderão ter acesso a protetor solar em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 13:25h

A população em Salvador com albinismo, distúrbio congênito que se caracteriza pela ausência total ou parcial de pigmento responsável pela coloração da pele, pelos e olhos, poderá ter acesso a protetor solar fator 60. O produto é disponibilizado na Unidade Básica de Saúde Carlos Gomes, localizado na rua Carlos Gomes, 270, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. De acordo com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), mensalmente, serão disponibilizados oito protetores para adultos e quatro para crianças. O protetor solar é ofertado durante todo o ano. Para ter acesso ao produto, a pessoa com albinismo deve fazer o cadastro na sede da SMS, na rua da Grécia, 3, Comércio. É necessário apresentar original e cópia do relatório médico, receita, identidade, comprovante de endereço e cartão do SUS. Os portadores de albinismo enfrentam o risco de desenvolver câncer de pele e cegueira, por conta da exposição solar direta ou indireta.

Comente agora
06
Jan
Infecção urinária: conheça os sintomas e as opções de tratamento
Postado por: Anacley Souza / 12:55h

Quatro em cada cinco mulheres já sofreram ou sofrerão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário, também chamada de cistite ou infecção urinária, durante a vida. Embora os sintomas da doença possam ser facilmente identificados e o tratamento seja simples na maior parte dos casos, a cistite merece atenção. Isso porque, se não for tratada adequadamente, pode evoluir e, além da bexiga, passar a prejudicar os rins. A infecção urinária acontece quando bactérias provenientes do intestino passam a colonizar o trato urinário, especialmente a bexiga. Os sintomas incluem dor e ardência ao urinar e vontade de ir ao banheiro várias vezes por dia, embora saia um volume pequeno de urina a cada micção. Também podem ocorrer dores abdominais e sangramento ao urinar. A doença afeta homens e crianças, mas atinge principalmente as mulheres, porque a anatomia do corpo feminino favorece a migração dessas bactérias, já que tem a uretra mais curta e uma maior proximidade entre a vagina e o ânus. Entre as mulheres que já tiveram cistite, uma parcela considerável – cerca de um terço – sofre episódios recorrentes da doença. Ou seja, ao menos duas infecções em um período de seis meses, ou três infecções ou mais durante um ano. De acordo com Márcio Averbeck, chefe do Departamento de Urologia Feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, infecção urinária recorrente, em geral, não é indício de que a mulher está com uma doença mais grave. "A paciente simplesmente tem uma maior tendência ao problema", diz.

Comente agora
06
Jan
Verão favorece dermatite da frauda, veja como prevenir o problema
Postado por: Samile Macêdo / 12:17h

Também conhecida como “dermatite de fralda”, a assadura surge com frequência em regiões que ficam em contato com as fraldas, tais quais raiz da coxa, genitálias e proximidades do abdômen. E com a chegada do verão, os pais precisam ficar mais atentos, uma vez que as altas temperaturas da estação podem contribuir para essa condição adversa. Vermelhidão, mal estar e desconforto. Esses são alguns dos sintomas ocasionados pela assadura. Confira dicas da pediatra Wylma Maryko Hossaka, sobre como proteger os bebês de uma das vilãs mais presentes nos primeiros anos de vida. Deixe respirar: “A exposição prolongada da pele às bactérias presentes na urina e fezes, somada à umidade e abafamento das fraldas, torna a pele hipersensível e suscetível a assar”, explica a pediatra. Para aliviar o bebê, sempre que possível, deixe-o sem fraldas por alguns minutos e permita que sua pele respire. Atenção à umidade: ambientes úmidos favorecem a proliferação de microrganismos que podem irritar a cútis e agravar a situação, por isso, após os momentos de praia e piscina, recomenda-se colocar as crianças em trajes secos. 

Controle a acidez: alimentos ácidos como, por exemplo, laranja e tomate, quando consumidos em excesso, podem facilitar o surgimento de dermatites.

Trocas e higiene reforçada: “embora atualmente as fraldas sejam mais modernas e com maior capacidade de absorção, elas podem não ser tão eficazes sob o calor intenso”, ressalta a especialista. Para manter os pequenos confortáveis, banhe a região suscetível a assadura com água morna, algodão e sabonete infantil e realize trocas mais frequentes. 

Comente agora
06
Jan
Exercícios em jejum podem fazer mal e engordar; entenda
Postado por: Samile Macêdo / 10:54h

Alguns mitos que precisam ser quebrados de uma vez por todas e praticas que não devem ser repetidas em 2015. Um exemplo é o exercício em jejum que os indivíduos fazem com a expectativa de queimar mais gordura que o normal. Essa técnica não tem nenhum fundamento científico e inclusive apresenta riscos como sofrer um mal súbito e diminuir o desempenho. Ao exercitar em jejum, no início da manhã, faz com que o organismo solicite uma elevada demanda de energia e utiliza as reservas de carboidratos, essenciais para as funções vitais do ser humano. O interessante é saber que ao se exercitar o corpo transforma as proteínas em glicose, assim na tentativa de emagrecer fazendo treino em jejum, o individuo perde massa magra e ganha gordura. (iBahia)

Comente agora
06
Jan
Abraços podem deixar corpo do ser humano mais resistente a doenças
Postado por: Samile Macêdo / 09:33h

Uma das receitas para evitar doenças é algo bem simples “abrace mais”. Esta é a conclusão de um grupo de pesquisadores da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia, EUA. Segundo eles, este ato tem o poder para proteger o organismo contra o estresse e infecções. O trabalho dos pesquisadores rendeu um estudo oficial. Durante o período de pesquisas e entrevistas, os cientistas perceberam que, quanto maior a interação social, menores seriam os riscos de infecções, principalmente aquelas ocasionadas em consequência do estresse. Segundo o pesquisador-chefe, Sheldon Cohen, o estudo reforça conclusões anteriores de que pessoas estressadas e em conflitos permanentes com a família e amigos, tendem a estar mais vulneráveis a gripes e outros vírus. Conforme informado pelo site Mother Nature Network, para que a pesquisa fosse feita, a equipe recrutou 404 adultos saudáveis e pediu que preenchessem questionários sobre seus níveis de estresse, bem como o apoio social que eles haviam recebido. Durante 14 dias, essas pessoas foram analisadas quanto às suas relações interpessoais e quantidade de abraços recebidos. Ao final, eles foram expostos a um vírus de resfriado comum e monitorados em quarentena, para que tivessem os sinais de infecções avaliados. Depois do experimento, os participantes que relataram maior integração social, tiveram menos probabilidade de serem afetados pela doença. Além disso, o estudo mostrou que os abraços foram responsáveis por cerca de um terço deste efeito protetor. A conclusão foi de que, quanto mais abraços, menores são as chances da pessoa contrair infecções. Isso também reduz os níveis de estresse, deixando o corpo mais forte e menos exposto aos vírus.

Comente agora
06
Jan
Primeiro remédio oral para hepatite C é liberado pela Anvisa
Postado por: Letícia Oliveira / 02:49h

O primeiro medicamento oral para hepatite C a ser usado no Brasil, o daclatasvir, teve o registro liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  O registro é o documento que permite a venda do medicamento no país.  Conforme anúncio foi feito nesta segunda feira (5), pelo ministro da Saúde Arthur Chioro, a decisão será publicada no diário Oficial da União desta terça-feira (6). Chioro anunciou ainda, que assim que o medicamento for registrado, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) avaliará o uso na rede pública, mas salienta que isso pode ocorrer em até seis meses.  As informações dão da Agência Brasil. Além de oferecer um índice de cura maior, o novo medicamento também reduz o período de tratamento de 48 para 12 semanas.

Comente agora
06
Jan
Estudo feito ao longo de 20 anos põe em xeque o mito do obeso saudável
Postado por: Letícia Oliveira / 01:54h

A ideia de que é possível existir uma "obesidade saudável" foi posta em xeque por um estudo britânico que acompanhou mais de 2,5 mil voluntários durante 20 anos. Pesquisadores da University College London concluíram que mais da metade dos obesos considerados saudáveis sofrem um declínio na saúde e tornam-se pessoas não saudáveis ao longo do tempo. O estudo acompanhou a saúde de 2.521 homens e mulheres com idade entre 39 e 62 anos. Entre os que foram definidos no início do estudo como obesos saudáveis, por não possuírem fatores de risco metabólico, 51% tinham se tornado obesos não saudáveis ao final do estudo. Outros 38% se mantiveram obesos e saudáveis e 11%  deixaram de ser obesos e mantiveram a saúde. Esses resultados foram publicados no "Journal of the American College of Cardiology". O declínio da saúde dos obesos considerados inicialmente como saudáveis foi progressivo: em 5 anos, 32% dos que foram considerados obesos saudáveis já tinham desenvolvido problemas de saúde. Em 10 anos, 41% já tinham se tornado obesos não saudáveis.

Comente agora
06
Jan
Ebola já matou mais de 8,1 mil pessoas na África Ocidental
Postado por: Letícia Oliveira / 01:50h

O total de mortos pelo surto de ebola na África Ocidental subiu para 8.153, com 20.656 casos registrados, informou ontem (segunda-feira, 5) a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quase todos os casos de infecção e mortos foram registrados nos três países mais afetados: Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri. Há também registro de oito mortos na Nigéria, país declarado em outubro livre do ebola, seis no Mali e um nos Estados Unidos. A Espanha e o Senegal, que já foram declarados países livres do ebola, têm um caso cada, mas não há registro de mortos. Na última semana, o Reino Unido noticiou o seu primeiro caso confirmado de ebola, uma enfermeira que voltou de Serra Leoa, cujo estado foi considerado crítico. Em relação a 28 de dezembro, há 678 profissionais de saúde infectados, dos quais 382 morreram, informou a OMS. (Agência Lusa)

Comente agora
06
Jan
Estudo descobre tratamento contra malária a partir de planta medicinal
Postado por: Letícia Oliveira / 01:22h

Um grupo de cientistas descobriu um novo tratamento contra a malásia baseado no uso de Artemesia annua, conhecida popularmente como losna, uma planta da qual é extraído o principal ingrediente para a fabricação de remédios para a doença, de acordo com estudo publicado nesta segunda-feira (5) na revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS". Durante décadas, médicos e servidores de saúde pública em todo mundo tiveram suas tentativas de tratar a malásia frustradas pela capacidade do parasita de desenvolver resistência aos medicamentos. Mas a forma de combate à malária pode mudar após a descoberta da equipe do microbiólogo Stephen Rich, da Universidade de Massachusetts Amherst. Usar diretamente a losna é três vezes mais eficaz que utilizar a dose padrão dos remédios que contêm artemisina e que hoje constituem a forma mais comum de tratar malária em nível mundial, afirmam os cientistas. A aplicação direta da planta é ainda duas vezes mais eficiente, mesmo se a dose do medicamento for dobrada.

Comente agora
05
Jan
Emendas parlamentares de R$ 10 mi serão direcionadas para atendimento à saúde na Bahia, afirma Pinheiro
Postado por: Anacley Souza / 16:59h

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) conseguiu a aprovação de 11 emendas parlamentares individuais, incluídas no Orçamento Geral da União de 2015, no valor total de R$ R$ 16.324.600. Do total dos recursos das emendas do petista, cerca de R$ 10 milhões são direcionados para a estruturação de Unidades de Atenção Especializadas em Saúde. “São investimentos direcionados para todas as regiões do estado, para garantir mais infraestrutura, ensino, acesso à água, pesquisa e melhoria do atendimento na Saúde”, disse o parlamentar. Também consta na lista a implantação de obras de infraestrutura hídrica, a expansão e reestruturação de Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a aquisição de máquinas e equipamentos para adequação de infraestrutura produtiva municipal, além do apoio a projetos de infraestrutura turística. Pinheiro também destinou recursos para o fomento às ações de graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão em pesquisa com células-tronco. Uma das emendas também beneficiará especialmente a construção do edifício-sede do Fórum Trabalhista de Itaberaba. O Orçamento Geral da União de 2015 foi aprovado na Comissão Mista de Orçamento (CMO), antes do recesso parlamentar, em dezembro. “Agora é aguardar a abertura dos trabalhos em 2015 para votar no plenário do Congresso”, espera Pinheiro. O texto será votado em fevereiro, com a retomada dos trabalhos nas Casas. (Bahia Notícias)

Comente agora
05
Jan
Cientistas americanos encontram possível cura para Alzheimer
Postado por: Anacley Souza / 16:55h

Cientistas americanos acreditam que estão próximos da resposta sobre as causas – e possíveis curas – para o Alzheimer. Segundo uma equipe da Universidade de Stanford, a doença poderia ser evitada e até curada por meio de impulsos nas respostas imunológicas do cérebro. Esses impulsos manteriam em operação as células responsáveis pela limpeza do cérebro contra bactérias, vírus e corpos estranhos perigosos que matam as células nervosas. As informações são do jornal britânico The Telegraph. Estas células de “limpeza”, chamadas 'microglia' ou ‘microgliócitos’, funcionam bem quando as pessoas são jovens, mas, quando envelhecemos, uma proteína chamada EP2 faz pararem de funcionar de forma eficiente. Agora, os cientistas demonstraram que o bloqueio da proteína permitiria que a microglia funcionasse normalmente, podendo, assim, combater as placas perigosas amilóide-beta que causam os danos nos nervos celulares como acontece no Alzheimer. Os pesquisadores descobriram que o bloqueio da EP2 poderia ser realizado com uma droga que reverteria uma perda de memória e milhares de outras características do Alzheimer. “Microglia são como batidas policiais do cérebro", disse Katrin Andreasson, professora de neurologia e ciências neurológicas na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

Comente agora
05
Jan
Pílula engana o corpo para que queime gordura
Postado por: Anacley Souza / 13:42h

Um grupo de cientistas americanos desenvolveu uma pílula, testada até agora em ratos, que "engana o corpo" ao fazer acreditar que consumiu calorias, o que faz com que queime gorduras, freie o aumento de peso e ajude a reduzir o colesterol e controle o açúcar no sangue. "Esta pastilha é como uma comida imaginária", explicou o diretor do Laboratório de Expressão Genética de Salk, nos Estados Unidos, Ronald Evans, autor do estudo publicado nesta segunda-feira, 5, na revista "Nature Medicine". A pílula "envia o mesmo tipo de sinais que normalmente são produzidos quando ingerimos muita comida, de modo que o corpo começa a deixar espaço livre para armazená-las, mas não há calorias e nem mudanças no apetite", assinalou. A equipe de pesquisa já está trabalhando para iniciar os testes clínicos com humanos para provar a eficácia do novo composto no tratamento contra a obesidade e doenças metabólicas. O composto de fexaramina não se dissolve no sangue como os supressores do apetite ou os remédios para dieta com base de cafeína, mas fica no intestino, o que provoca menos efeitos secundários, segundo o estudo. O laboratório de Evans dedicou quase duas décadas a estudar o receptor X farnesoid (FXR), uma proteína implicada na liberação de ácidos biliares do fígado, na digestão do alimento e no armazenamento de gorduras e açúcares. O corpo humano ativa o FXR no começo da comida para se preparar perante a chegada de alimento, de modo que não só dispara a liberação de ácidos biliares para a digestão, mas modifica os níveis de açúcar no sangue e faz com que o corpo queime algumas gorduras.

Comente agora
05
Jan
Dermatologista dá dicas para recuperar a pele após muito sol
Postado por: Samile Macêdo / 11:06h

No verão, é comum se exceder no sol e ficar um pouco vermelha devido às altas temperaturas. Às vezes, a queimadura pode ser ainda mais profunda, dando ardência, bolhas e até mesmo descamação. Karla Assed, que atende celebridades como Angélica e Claudia Leitte, diz a forma correta de se proteger e cuidar da pele queimada.

1. Proteja-se! - A proteção solar é essencial para todos os tipos de pele: branca, morena e negra. Então, quando for se expor ao sol novamente, passe protetor no rosto e no corpo (com reaplicação durante o dia). "O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar, e quando ele acontece aos poucos e com o uso de proteção, não há problema. Mas quando a pele fica vermelha é sinal de agressão”, diz Karla. E não se esqueça de usar acessórios como chapéu, viseira e guarda-sol. Além de evitar queimaduras, eles deixam o look de praia ainda mais bonito!

2. Saiba qual o fator solar ideal para a sua cor - Às vezes, a queimadura pode acontecer quando você usa um protetor solar com fator de proteção menor do que sua pele precisa. Segundo a dermatologista, mulheres de peles claras que não costumam bronzear e tendem a ficar vermelhas devem usar protetor com FPS 30 a 50. As morenas devem usar o mesmo fator solar. Já as negras não têm risco de queimadura, mas devem se proteger contra o câncer de pele, então, o FPS 30 é o mais indicado.

3. Tome um banho geladoNo caso de queimaduras, o banho gelado é um cuidado essencial. “A água fria alivia a dor e evita que a pele resseque ainda mais”, explica. No verão, um banho gelado não será nenhuma dificuldade, certo? Você irá até se refrescar!

Comente agora
05
Jan
Mulher se sensibiliza e custeia enterro de Hilda Furacão, diz asilo argentino
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:34h

Uma mulher, que não quis se identificar, foi a responsável pelo enterro do corpo de Hilda Maria Valentim, conhecida como Hilda Furacão. Ela morreu aos 83 anos, no dia 29 de dezembro, em um asilo em Buenos Aires, na Argentina, de "causas multiorgânicas" – ela começou a ficar debilitada por um problema respiratório, depois agravado por uma falha renal. Hilda era mantida numa ala de internação há oito meses devido à saúde frágil. Até um mês atrás, estava totalmente lúcida. Depois, passou a ter “flashes” eventuais de lucidez. O funeral aconteceu na última sexta-feira (2), no Cemitério Municipal de Chacarita. O diretor do lar Guillermo Rawson, lugar em que Hilda viveu seus últimos anos, Jorge Stolbizer, disse que foi procurado no dia 31 de dezembro por uma pessoa interessada em dar um enterro digno à ex-prostituta, que se tornou um mito em Belo Horizonte. "Ela disse que é funcionária do consulado do Brasil em Buenos Aires e me pediu para que o nome dela não fosse divulgado. O consulado, segundo ela, não sabe da boa ação", conta Stolbizer. O motivo que fez a mulher procurar o asilo teria sido solidariedade. "Ela disse que teve pena e resolveu ajudar", explica o diretor.  

Comente agora
05
Jan
Promoção Fim de Ano: Compre na Farmácia Santana de Cristina e concorra a uma linda bicicleta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:54h

A Farmácia Santana de Cristina está realizando a Promoção Fim de Ano onde você concorre a  uma linda bicicleta. Para competir, basta fazer suas compras na farmácia e receba  na hora um cupom. O sorteio será realizado pelo milhar do 1º prêmio da Loteria Federal no dia 27 de dezembro deste ano.

Farmácia Santana de Cristina, só aqui você compra e concorre a uma linda bicicleta!

Endereço: Rua 7 de Setembro, nº100 – Centro- Santo Antonio de Jesus - BA

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777/ 3353-9990 ou Telefones celulares: Claro: (75) 8198-5525/OI: 8842-6136 /Tim: 9215-6370/Vivo: 9832-4777;  para Santo Antônio de Jesus

Comente agora
05
Jan
Anvisa aprova primeiro remédio via oral para tratar hepatite C
Postado por: Samile Macêdo / 06:36h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai anunciar nesta semana a aprovação do primeiro medicamento para hepatite C administrado via oral. Após a aprovação da agência, necessária para que o remédio possa ser comercializado no País, o Ministério da Saúde deverá incorporá-lo ao Sistema Único de Saúde (SUS). Já utilizado em outros países, o medicamento tem maiores porcentuais de cura e menos efeitos colaterais do que os atuais, que são injetáveis. O tempo de tratamento também é menor - três meses com o medicamento via oral contra nove meses dos injetáveis. Em outubro de 2014, o Ministério da Saúde já havia informado que pediu prioridade à Anvisa para a análise de três medicamentos via oral para a doença - sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir. Apenas um deles deverá ter a aprovação anunciada nesta semana. Os demais terão a autorização emitida posteriormente. A estimativa do Ministério da Saúde é de que, após aprovados pela Anvisa e incorporados ao SUS, os novos medicamentos beneficiem 60 mil pacientes da rede pública nos próximos dois anos. (Estadão)

Comente agora
05
Jan
Ministério atualiza lista de medicamentos distribuídos pelo SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 05:37h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (5) no Diário Oficial da União estabelece a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename 2014) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto atualiza o último elenco de medicamentos e insumos, que havia sido publicado em 2012. De acordo com a portaria, a descrição dos medicamentos atende à classificação Anatomical Therapeutic Chemical, da Organização Mundial da Saúde. A lista completa e atualizada de medicamentos e insumos utilizados na rede pública encontra-se disponível no site do Ministério da Saúde na internet. A portaria entra em vigor em 120 dias, período em que, segundo o ministério, as comissões de intergestores bipartites devem enviar ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos as decisões tomadas sobre assistência farmacêutica básica em cada estado.

Comente agora
05
Jan
Máfia das próteses coloca vidas em risco com cirurgias desnecessárias
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:25h

Já imaginou médicos que mandam fazer cirurgias de próteses sem necessidade, só para ganhar comissão sobre o preço desses implantes? Ou então gastar muito mais material do que o necessário, também para faturar um dinheiro por fora? Esses golpes milionários, dados pela máfia das próteses, são o tema da reportagem de Giovanni Grizotti, que você vai ver agora. O Fantástico revela um retrato escandaloso do que acontece dentro de alguns consultórios e hospitais do Brasil. O Fantástico investigou, durante três meses, um esquema que transforma a saúde do país em um balcão de negócios. O repórter Giovani Grizotti viajou por cinco estados e se passou por médico para flagrar as negociatas. Empresas que vendem próteses oferecem dinheiro para que médicos usem os seus produtos. Mercado de próteses movimenta anualmente R$ 12 bilhões no Brasil. “Normalmente o que eles utilizavam era aquela que vendia o material mais caro e que pagava a comissão maior”, conta uma testemunha. Até cirurgias desnecessárias eram feitas, só para ganhar mais. “Sacolas de dinheiro não surgem do nada e não são dadas à toa”, diz A testemunha. O esquema usa documentos falsos para enganar a Justiça. Uma indústria de liminares que explora o sofrimento de pacientes, desvia o dinheiro do SUS e encarece os planos de saúde. “Esse mercado de prótese no Brasil, ele hoje tem uma organização mafiosa. É uma cadeia, onde você tem o distribuidor, você tem o fabricante que se omite e você tem na outra ponta o médico ou o agente que vai implantar a prótese”, conta Pedro Ramos, diretor da associação dos planos de saúde.

Um comentário
04
Jan
Dermatologista alerta para riscos de manchas na pele e "pano branco"; saiba como evitar, assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:51h

Coceira, descamação e lesões na pele podem indicar micoses, manchas na pele e o famoso "pano branco". Assista ao vídeo e saiba quais os principais tipos e o que se deve fazer ao desconfiar delas.

Comente agora
04
Jan
Cidade da Colômbia entra em alerta diante de casos de chikungunya
Postado por: Samile Macêdo / 05:43h

Autoridade da cidade de Medellin, no noroeste da Colômbia, decretaram alerta sanitário na tentativa de controlar a propagação da febre chikungunya, doença viral transmitida por mosquitos. A decisão foi tomada depois de se terem identificados 600 casos suspeitos da doença no departamento de Antioquia, incluindo cerca de 100 detectados na capital Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia. A febre chikungunya é doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos infectados – incluindo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus. Pelo menos dez dos casos registrados em Medellín são importados. “Temos um alerta de saúde dirigido a toda a rede hospitalar para que, perante a ocorrência de um caso, possamos intervir de imediato, fornecer mosquiteiros, providenciar o isolamento de um eventual paciente infectado com o vírus e proceder logo”, explicou o vice-presidente do município para a área da saúde, Juan Carlos Giraldo Salinas. O alerta em Medellín demonstra a rápida propagação do vírus na Colômbia, que já registra 74.566 casos, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde do país. A maioria se concentra na região do Caribe, com o departamento de Bolívar, no norte, tendo identificado pelo menos 29.677 ocorrências.

Comente agora
04
Jan
Estudo mostra que brasileiras são maiores vítimas de fungos em unhas
Postado por: Samile Macêdo / 05:24h

Um estudo inédito realizado no Brasil pelo Observatório Nacional de Onicomise mostrou que, no país, há uma alta prevalência das micoses de unha. A maior incidência das chamadas onicomicose acomete as mulheres (70,4%) em relação aos homens (29,6%). De acordo com a dermatologista e pesquisadora Camila Cazerta, isso ocorre porque elas comumente estão mais expostas às condições que favorecem a infecção, como o uso de sapatos de bico fino, traumatismos nas unhas pelas frequentes idas aos salões de beleza e a realização de serviços domésticos que exigem a utilização de água. “A umidade é um dos principais fatores que favorecem o crescimento do fungo causador das onimicoses”, diz a especialista, lembrando que os mesmos fungos que atacam as unhas também agem na pele. Os números chamam a atenção dos dermatologistas uma vez que a doença pode trazer grandes desconfortos e é considerada por muitos especialistas como a micose superficial de mais difícil tratamento, levando de seis a 18 meses para ser totalmente curada. “As micoses de unha são comumente negligenciadas pelos pacientes, especialmente, porque muitas vezes elas não apresentam sintomas”, diz a médica, pontuando que, no entanto, em graus avançados, podem causar deformidades ou mesmo o agravamento da saúde da unha, especialmente em pessoas que possuem deficiência imunológica e cuja reincidência tende a acontecer com maior frequência “A falta de adesão ao tratamento ou tratamento inadequado também favorece novas infecções”, completa. 

Comente agora
04
Jan
Entenda os riscos que a busca pela barriga negativa oferece à saúde
Postado por: Samile Macêdo / 04:15h

Última moda entre os frequentadores assíduos das academias, a barriga negativa começou a ser cultivada pelas celebridades e logo se tornou febre entre os que buscam o corpo perfeito. Essa peculiar anatomia atribuída à região abdominal é caracterizada pela formação de uma concavidade na área que fica entre os ossos ilíacos (localizados na parte inferior da barriga), que se tornam mais destacados, e as costelas aparentes. O endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia conta que para ter esse formato de abdômen é preciso apresentar baixo percentual de gordura corporal, músculos abdominais pouco desenvolvidos e o fator genético para a formação e desenvolvimento dos ossos do quadril mais proeminentes. "Sendo assim, uma pessoa que não tem biótipo e genética para barriga negativa, mesmo com dieta e atividade física não conseguirá chegar ao resultado desejado", explica. Será que vale mesmo a pena lutar por essa curvatura no abdômen? Avisamos que a briga com a balança será difícil, a alimentação restrita e o suor na academia abundante. Mas o pior é que o corpo sentirá de maneira muito intensa todos esses abusos. "O que ocorre nessa situação é que o organismo entra em estresse e esgotamento físico, podendo causar problemas de saúde como diminuição da resistência imunológica, alterações de ciclo hormonal, interrupção do ciclo menstrual, distúrbios alimentares, entre outras patologias", explica Filippo Pedrinola. Confira a seguir todos os problemas de saúde que podem surgir no esforço para conseguir a barriga negativa. 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com