As comentadas


Bom dia , Sábado, 01/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

02
Jan
Medicamento de prevenção contra HIV é rejeitado por usuários nos EUA
Postado por: Letícia Oliveira / 20:26h

O medicamento Truvada – combinação de dois antirretrovirais usados para tratar pessoas com HIV desde 2004 – ainda é rejeitada nos Estados Unidos, mesmo tendo sido aprovado, há 18 meses, como terapia profilática pela FDA (agência reguladora de remédios no país). Segundo a Gilead Sciences, que fabrica a droga, 1.774 pessoas compraram Truvada nos EUA para prevenção contra o HIV entre janeiro de 2011, quando esse uso ainda era fora das recomendações da agência, e março de 2013. Quase metade das receitas era de mulheres. De acordo com o fabricante da droga, o tratamento preventivo carrega um estigma entre os gays, inclusive com um termo pejorativo para o usuário: "Truvada whore" (prostituta de Truvada, em inglês). Efeitos colaterais, como perda de densidade óssea, apesar de raros, também preocupam. Como as drogas atuais baixam os níveis virais nos infectados, diminuiu entre os jovens a percepção de que a profilaxia seja necessária. No Brasil, o tratamento ainda está em fase de testes.

Comente agora
02
Jan
Exagerou nas festas de fim de ano? Confira dicas detox para ajudar na recuperação do organismo
Postado por: Letícia Oliveira / 16:29h

Não conseguiu se controlar diante das ceias de Natal e réveillon, além de todas as celebrações de fim de ano? Para não começar o ano já brigando com a balança, nutricionistas contam quais alimentos que devem ser priorizados após os excessos desta época. São dicas de desintoxicação para recuperar o bem-estar, regular o organismo e eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. A nutricionista Andrea Santa Rosa, que atende famosas como Juliana Paes e Cleo Pires - e é mulher do ator Márcio Garcia - também formulou um cardápio de uma semana para quem quer começar o ano de forma saudável. “Não tem segredo. Será preciso abrir mão de algumas coisas para não jogar no lixo tudo o que foi conquistado ao longo do ano anterior. A dieta detox pode ser uma ferramenta para tentar compensar os exageros, assim como o aumento no volume dos exercícios”, diz a nutricionista Marina Capella, da clínica Dicorp. Após os excessos de fim de ano, o ideal é evitar alimentos industrializados. A dieta detox nada mais é do que uma técnica de nutrição funcional que estimula a saída de toxinas do organismo. “Ela tem ação antiinflamatoria, ajuda a regularizar o intestino e o sono, além de contribuir para o bem-estar físico e mental”, comenta a nutricionista Marcela Frias.

Um comentário
02
Jan
Nos EUA, gays resistem a tomar pílula para evitar HIV
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:48h

  1. Psicoterapeuta Damon Jacobs,42, toma o Truvada há dois anos para evitar o HIV

Michael Rubio, 28, lembra-se de como quatro amigos se tornaram soropositivos por fazerem sexo sem proteção no espaço de um ano. Essas notícias o levaram a experimentar uma nova forma de evitar o HIV: uma pílula diária que previne a infecção. "Com meu círculo de amigos tão afetado no último ano, foi fácil optar por isso." Especialistas esperavam que o remédio, o Truvada (combinação de dois antirretrovirais usados para tratar pessoas com HIV desde 2004), fosse adotado com entusiasmo por homens gays saudáveis. Em vez disso, a droga está demorando para "pegar" nesses 18 últimos meses desde que foi aprovado como terapia profilática pela FDA (agência reguladora de remédios nos EUA). No Brasil, o tratamento está passando por testes ainda. Por 30 anos, a camisinha foi anunciada como única forma eficaz, além da abstinência, de evitar a transmissão do HIV. Mesmo assim, 50 mil novas infecções ocorrem a cada ano nos EUA. A transmissão entre homens representa metade desse total. Médicos saudaram o Truvada como oportunidade de reduzir novas infecções entre jovens gays, pessoas cujos parceiros estão infectados e prostitutas. A FDA pediu que as receitas do Truvada fossem acompanhadas de aconselhamento, testes de HIV e promoção do sexo seguro.

Comente agora
02
Jan
Extrair dentes pode provocar dores de cabeça, ronco e até miopia
Postado por: Anacley Souza / 12:15h

Além de desempenhar papel fundamental na mastigação, fala e estética, os dentes representam muito mais que isso. De acordo com o dentista Rogério Pavan, a cada quatro dentes há um sistema biológico correspondente (respiratório, bioquímico, esquelético e postural). Por isso, ele considera um erro extraí-los sem que realmente exista a necessidade. De acordo com o especialista, a principal função dos dentes é manter um padrão respiratório ideal, "pois eles trabalham como colunas que sustentam o espaço da língua e permitem uma respiração saudável". Por isso, a extração dos dentes pode ocasionar problemas sérios à saúde, como dores de cabeça, problemas respiratórios, entre outros. "Quando se movimentam demasiadamente os dentes, podem surgir desde problemas de coluna e postura até visuais, como a miopia", explica. Segundo o dentista a extração dos dentes é contraditória, principalmente, na hora da colocação dos aparelhos dentários. Muitos dentistas extraem os dentes do siso para colação de aparelhos ortodônticos, mas o fazem por desconhecer a técnica. "Cerca de 20% dos pacientes que chegam à clinica com distúrbios de ronco e apneia tem como causa principal a extração de oito dentes no tratamento ortodôntico ocorrido na infância", exemplifica. (Bahia Notícias)

Comente agora
01
Jan
Uso inadequado de escova de dentes pode causar doenças como cardiopatias
Postado por: Anacley Souza / 22:10h

Ter uma correta higienização oral é fundamental para a saúde. Escovar os dentes após as refeições – pelo menos três vezes ao dia -, antes de dormir e utilizar o fio dental ajudam a prevenir doenças nos dentes, língua e gengivas. Porém, muitas pessoas esquecem ou não sabem como cuidar corretamente do principal objeto desse processo: a escova. O cuidado com a escova de dentes é imprescindível. É comum deixá-la exposta na pia do banheiro ou em ambientes úmidos, sem qualquer proteção das cerdas. O problema é que, com esse costume, a pessoa pode levar à boca uma quantidade considerável de bactérias. Quando não está protegida adequadamente, as cerdas expostas acumulam microorganismos lançados no ar, sendo alguns provenientes do vaso sanitário. A lista de doenças causadas por bactérias acumuladas na escova é grande. Periondotite, candidíase, gengivites, cáries e até diarreia. O problema, aparentemente simples, pode agravar e causar doenças graves cardiopatias e pneumonias. Para tentar amenizar esse acúmulo, é aconselhável o uso de protetores ou até mesmo guardá-las fora do banheiro. O cirurgião-dentista, Marcelo Pimenta, orienta como se deve guardar a escova. “Ela deve ser colocada em um recipiente fechado e a uma distância de pelo menos dois metros do vaso sanitário. É importante, também, deixar a tampa do vazo sanitário sempre abaixada na hora da descarga e quando não estiver em uso”. Mas tampar o recipiente ou mantê-la em armários fechados resolve o problema apenas em parte. Isso porque ambientes abafados e úmidos podem contribuir para a proliferação de bactérias ou até mesmo aquelas vindas da própria boca. “Muitas bactérias permanecem vivas nas cerdas da escova por até 24 horas. Por isso, é importante eliminar o excesso de água após o uso, mas nunca utilizando toalhas para secá-la. Borrifar um antisséptico nas cerdas ajuda também. O mais indicado é a clorexidina 0,12%, encontrada em farmácias”, explica o dentista. A vida útil da escova também é algo a ser levado em conta. Ainda de acordo com o Marcelo Pimenta, a troca deve ser feita a cada quatro meses e o tipo de escova varia do gosto pessoal do usuário. (Correio Braziliense)

Comente agora
01
Jan
ANS obriga planos a cobrir mais 37 drogas para tratamento de câncer
Postado por: Anacley Souza / 20:48h

A partir desta quinta-feira (2) usuários de planos de saúde terão direito a receber 37 drogas orais indicadas para o tratamento de 56 tipos de câncer. Também poderão fazer uma série de exames genéticos para detectar risco de doenças hereditárias ou de câncer. As novidades constam do novo rol de procedimentos e exames obrigatórios aos planos de saúde, atualizado a cada dois anos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O novo rol é a base mínima de procedimentos que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a fornecer aos seus beneficiários. As novas regras também incluem a obrigatoriedade da cobertura da radioterapia IMRT, em que o feixe de luz é modulado e atinge apenas as células doentes, preservando as sadias. Também está incluída a ampliação da indicação do PET-Scan de três para oito tipos de câncer. Esse exame de imagem é um dos mais modernos para monitoramento da doença. O fornecimento da medicação oral contra o câncer era uma das demandas mais antigas dos usuários de planos e dos médicos. Essas drogas funcionam como um tipo de quimioterapia, são mais modernas, causam menos efeitos colaterais e podem ser administradas em casa, evitando gastos com internações hospitalares.

Comente agora
01
Jan
Vitamina E ajuda a frear avanço da demência, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 19:42h
No estudo, os cientistas do hospital Minneapolis VA Health Care System, da cidade de Mineápolis (norte dos EUA), descobriram que pessoas que apresentavam quadros leves a moderados do Mal de Alzheimer e que tomaram altas doses de vitamina E apresentaram uma desaceleração do declínio causado pela doença em comparação às pessoas que receberam placebo. A melhoria foi constatada em atividades do cotidiano como realizar tarefas de higiene pessoal, participar de uma conversa ou se vestir. Além de conseguir realizar essas tarefas por mais tempo, os pacientes que tomaram a vitamina precisaram de menos ajuda de cuidadores. Por outro lado, a pesquisa não demonstrou uma melhoria ou desaceleração em um efeito crucial do Alzheimer, a perda de memória. (Terra)
Comente agora
01
Jan
Com câncer, Marly Marley está internada em estado grave em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:33h

Com câncer no pâncreas, a ex-vedete e jurada do "Programa do Raul Gil" Marly Marley está internada em estado grave, há cerca de um mês, no hospital São Camilo, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo apresentador Raul Gil ao Uol. Segundo o amigo de longa data da atriz, ela teve que passar por uma cirurgia de emergência nesta terça-feira (31) e está se recuperando na UTI. "O Ary [Toledo] está desolado, sem rumo, a família dele é a Marly", afirmou Raul sobre o estado emocional do marido da ex-vedete. Para a noite de Ano-Novo, Raul está esperando o humorista Ary Toledo em sua casa em São Paulo, mas não sabe se ele deixará a mulher no hospital. "Ele não sai do lado dela", comentou Gil. O casal está junto há mais de 40 anos. A assessoria de imprensa do hospital confirmou a internação de Marly, mas não divulgou detalhes sobre o caso.

Comente agora
01
Jan
Falta de sono pode causar dano ao cérebro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:36h

Cientistas suecos apresentaram nesta terça-feira (31) um estudo que esclarece um pouco melhor os danos cerebrais de uma noite sem dormir, o que poderia incentivar as pessoas mais festeiras a ir para cama mais cedo. Esses pesquisadores em neurologia da Universidade de Uppsala analisaram amostras de sangue colhidas de 15 homens jovens e de boa saúde divididos em dois grupos: entre aqueles que dormiram oito horas e os que não dormiram. Entre os que não dormiram, os cientistas constataram um aumento de cerca de 20% de duas moléculas, a enolase específica dos neurônios e a proteína S-100B. "O número de moléculas do cérebro normalmente aumenta no sangue quando ocorrem lesões cerebrais", indicou em um comunicado o coordenador do estudo, Christian Benedict. "A falta de sono pode promover processos de neurodegeneração", enquanto que, pelo contrário, "uma boa noite de sono poderia ter uma grande importância para a manutenção da saúde do cérebro", acrescentou. O estudo, que será publicado na revista "Sleep", segue a linha de outro estudo publicado em outubro na revista "Science", que concluiu que o sono acelera a limpeza de toxinas do cérebro. Entre essas toxinas estão a beta-amilóide que, cumulativamente, promove a doença de Alzheimer, de acordo com pesquisadores da Universidade de Rochester (EUA), que trabalharam com ratos.

Comente agora
01
Jan
Como evitar ou diminuir a ressaca
Postado por: Anacley Souza / 07:15h

A festa pode ter sido boa o suficiente para a contagem de copos consumidos ter sido completamente esquecida, mas no dia seguinte a ressaca cai como uma conta a pagar, seja no nível da dor de cabeça, na taxa de enjoo, ou no índice de boca seca. No fim, a noite já não parece ter sido assim tão compensatória. O corpo vai responder a cada exagero da bebida. A medida mais fácil para evitar este mal esta é beber menos. Para conseguir a proeza valem estratégias simples como eleger a bebida de menor teor alcoólico, reduzir o tamanho do copo, ou simplesmente intercalar copos de água e drinks. Também vale prestar atenção na alimentação: nada de ingerir álcool com estômago vazio, ou passar horas de bebedeira sem comer nada. Agora, se o estrago já foi feito, o que interessa é saber como diminuir essas sensações ruins. A nutricionista e bióloga Adeilda de Morais, especializada em educação nutricional, explica que “o mais importante é repor os líquidos perdidos, para assim recuperar os sais minerais, vitaminas, cálcio, potássio e magnésio que se foram com a urina excessiva”. Para tanto, ela recomenda a ingestão de água pura e água de coco.

Comente agora
31
Dez
Pesquisa aponta que aumenta número de mortes por câncer no mundo
Postado por: Letícia Oliveira / 14:57h

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número global de mortes por câncer subiu para 8,2 milhões em 2012, o que reflete a expansão da doença nos países em desenvolvimento. De acordo com a pesquisa, os casos de câncer de mama foram os que mais cresceram - mais de 522 mil mulheres morreram desse tipo de câncer no ano passado, alta de 14% no mesmo período. Em comparação com 2008, a mortalidade por câncer cresceu 8%. O crescimento se deve, segundo David Forman, diretor do Departamento de Informação sobre o Câncer da Iarc, em parte a uma mudança no estilo de vida e ao fato de que os avanços clínicos para o combate à doença não estão chegando às mulheres que vivem nessas regiões.

Comente agora
31
Dez
Mais Médicos: Bahia recebe 787 profissionais pelo programa em 2013
Postado por: Letícia Oliveira / 14:22h
O Programa Mais Médicos, do governo federal, encerra o ano de 2013 com 787 profissionais atuando na Bahia, atendendo 2.715.150 habitantes em 321 municípios. Deste total, 73 são médicos formados no Brasil, e 714 no exterior. A Bahia foi o estado brasileiro que recebeu mais profissionais pelo programa. Em todo o país, pelo menos 6.658 profissionais estão atuando no interior e em áreas pobres, atendendo cerca de 23 milhões de brasileiros. “O Mais Médicos é uma resposta às necessidades da população, que sempre reivindicou a melhoria da saúde em nosso país. O governo está ouvindo esses pleitos e se esforçando para melhorar o atendimento de saúde do Brasil”, declarou a presidenta da República, Dilma Rousseff. No início de 2014, o programa contará com mais profissionais, participantes do terceiro ciclo de adesão, cuja fase seleção ainda está em curso. Esses médicos devem iniciar suas atividades já em janeiro, se formados no Brasil, e em fevereiro, no caso de diplomados no exterior. Nesta etapa, estão sendo contemplados municípios que ainda não receberam nenhum profissional do Programa Mais Médicos. 
Comente agora
31
Dez
Unesp desenvolve goma de mascar que inibe a formação da cárie
Postado por: Anacley Souza / 08:48h

Pesquisadores da Unesp desenvolveram uma goma de mascar com microrganismos probióticos microencapsulados que inibe a formação da cárie. O projeto foi objeto da tese de doutoramento da pesquisadora Nadiége Dourado Pauly-Silveira, orientada pelo professor Elizeu Antonio Rossi, pelo programa de pós-graduação em Alimentos e Nutrição da FCF (Faculdade de Ciências Farmacêuticas) da Unesp em Araraquara.  Atualmente, o mercado oferece chicles e gomas de mascar não cariogênicos, isto é, sem adição de açúcares, mas não anticariogênicos como se apresenta a nova tecnologia. Segundo Rossi o diferencial é que as gomas que não possuem açúcar simplesmente não contribuem para o desenvolvimento da cárie, uma vez que os carboidratos são substratos para as bactérias causadoras da cárie.  O nosso produto combate a principal bactéria causadora da cárie, o streptococcus mutans. A goma desenvolvida pelos pesquisadores da FCF também não contém açúcares.Qualquer indústria produtora de goma de mascar poderia fabricar o produto anticariogênico, uma vez que o microrganismo microencapsulado entraria apenas como mais um ingrediente da formulação. Portanto, teoricamente não haveria a necessidade de grande reformulação no processo de produção. O pedido de patente da tecnologia foi depositado pela Auin (Agência Unesp de Inovação).  Nossa expectativa é que essa proposta seja incorporada por alguma empresa da área farmacêutica ou mesmo de alimentos e que possa ser colocada no mercado. (Revista Nossa Saúde)

Comente agora
30
Dez
Estudo confirma que comer devagar pode ajudar na perda de peso
Postado por: Letícia Oliveira / 20:54h

Gwyneth Paltrow é uma das adeptas da prática de se comer devagar e seu corpo mostra o resultado disso – magra, saudável e em excelente forma. Agora, pesquisadores comprovaram que mastigar a comida apropriadamente pode mesmo ajudar as pessoas a comerem menos diante da mesa. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. O estudo mostrou que comer devagar e dar mordidas pequenas nos faz sentir menos famintos uma hora depois da refeição. As pessoas que comem devagar também tendem a beber mais, o que as ajuda a se sentir mais cheias, dizem os especialistas. Os pesquisadores da Texas Christian University exploraram a relação entre comer rápido e a ingestão de calorias. Eles questionaram voluntários sobre seus sentimentos de fome e saciedade antes e depois de refeições aceleradas e em ritmo lento, além da quantidade de água beberam durante cada uma delas. Durante a refeição lenta, as pessoas foram instruídas a imaginar que não tinham limitações de tempo. Elas deveriam dar mordidas pequenas, mastigar bem e repousar os talheres entre as garfadas. 

Comente agora
30
Dez
Anvisa vai defender embalagem genérica de cigarro
Postado por: Letícia Oliveira / 20:17h

A  Anvisa vai propor o uso de embalagens genéricas para os cigarros. A ideia é que os maços não tenham cores, símbolos ou marcas. A sugestão deverá ser defendida em fóruns nacionais e internacionais. De acordo com a agência, a embalagem teria apenas o nome do produto e imagens com advertências dos riscos do cigarro à saúde. Há um ano, a medida foi adotada na Austrália, e houve redução na atratividade do cigarro. (R7)

Comente agora
30
Dez
Mulheres vítimas de violência podem realizar cirurgia plástica gratuita pelo SUS
Postado por: Letícia Oliveira / 14:37h

A cirurgiã plástica Ana Rita de Luna Freire coordena a equipe de cirurgia plástica com área de atuação de crâniomaxilofacial, em Salvador, e atende mulheres vítimas de violência doméstica. As cirurgias podem ser realizadas gratuitamente, em Salvador e pelo SUS, no Hospital Ernesto Simões e no Hospital Dois de Julho. As consultas podem ser agendadas às quartas-feiras, no período da tarde, através do telefone (71) 3117-1600. A cirurgiã plástica detalha que a forma de acesso dos pacientes do SUS ao tratamento é através do ambulatório no Hospital Ernesto Simões Filho, às quartas feiras, a partir das 13h30. Lá eles serão examinados e direcionados conforme a necessidade de cada caso. De acordo com a médica, a cirurgia plástica reconstrutora é uma ferramenta que ajuda não só na estética das pacientes, mas também na auto-estima. Ela ainda pontua que o local do corpo onde há maior ocorrência de agressão é na face. “As consequências vão da equimose (cor roxa em determinada parte do corpo) a graves lesões faciais. Os ferimentos causados pelo parceiro trazem sequelas ainda mais profundas que aquelas sentidas fisicamente. A cicatriz da agressão sempre irá fazer a vítima lembrar-se da violência, levando a ter dificuldades em casa, no trabalho e com futuros relacionamentos”, afirma.

Comente agora
30
Dez
Anvisa vai defender adoção de maço de cigarro 'genérico'
Postado por: Anacley Souza / 09:46h

Às voltas para implementar a decisão de banir os sabores artificiais do tabaco, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promete entrar em nova polêmica: vai defender embalagens genéricas para os cigarros.  Por esse modelo, os maços não têm cores, símbolos ou marcas que diferenciem um produto do outro –em formato-padrão, carregam apenas os nomes do fabricante e do produto e grandes imagens com advertências à saúde. Com tal política se pretende reduzir a atratividade e eliminar o caráter de publicidade que os maços possam ter. Essa padronização foi instituída pela Austrália há um ano de forma inédita e sob aplausos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e já é estudada por outros governos, sobretudo europeus. "Esse é o próximo passo que o Brasil precisa dar. A Anvisa vai mover esforços técnicos para demonstrar o benefício de uma medida como essa e esforços políticos para que o país faça a discussão", afirmou em entrevista à Folha, Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência.

Comente agora
30
Dez
Segundo especialistas, criminosos perigosos já nasceram com tendência violenta
Postado por: Anacley Souza / 09:24h

Segundo Richard E. Tremblay, para compreender o criminoso violento deve-se imaginar um menino de dois anos fazendo as coisas responsáveis pela má fama dessa idade: agarrar, chutar, puxar, socar e morder.  Agora o imagine fazendo isso com o corpo e os recursos de um rapaz de 18 anos.  Você acabou de visualizar tanto uma criança perfeitamente normal quanto um criminoso violento típico como Tremblay, psicólogo do desenvolvimento da University College Dublin, Irlanda, os vê, a criança e a criatura que usa automaticamente a agressão física para conseguir o que deseja; o criminoso é a rara pessoa que nunca aprendeu a agir de outra forma. Em outras palavras, criminosos perigosos não se tornam violentos. Eles simplesmente permanecem da mesma maneira que sempre foram.  Tais descobertas têm sido reproduzidas em vários e grandes estudos de diversos pesquisadores em muitos continentes.  "É altamente confiável", disse Brad J. Bushman, professor de psicologia da Universidade Estadual de Ohio e especialista em violência infantil. Segundo ele, as crianças pequenas usam a agressão física ainda mais do que as pessoas em gangues juvenis violentas.

Comente agora
30
Dez
Schumacher segue em estado crítico, dizem médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:34h

O ex-campeão de Fórmula 1 Michael Schumacher permanece em estado crítico e ainda não há previsão de como vai progredir, disseram nesta segunda-feira, 30, médicos responsáveis por tratar do piloto que sofreu um acidente quando esquiava na França. 

Comente agora
30
Dez
Tomar sol com a pele descascada causa manchas; saiba evitar
Postado por: Letícia Oliveira / 07:40h

O desejo de ficar com o bronzeado em dia para curtir o verão faz com que muitas pessoas se descuidem na hora de se proteger do sol, hábito que pode desencadear problemas desagradáveis principalmente se a pele estiver descascada. Se não houver um respeito pelo tempo de recomposição da pele, bastante sensível devido à ação dos raios solares, é alto o risco de sofrer com manchas de diversos tons espalhadas por todo o corpo. Quem já tomou sol e está em processo de descamação não deve se expor novamente aos raios solares, o ideal é esperar até que a cútis volte totalmente ao normal. “A pele descasca porque a exposição solar causa dano à epiderme (camada mais superficial da pele), que é totalmente eliminada. Neste momento, ainda pode haver uma pigmentação residual e provocar marcas”, afirma Marcia Monteiro, especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Para minimizar os efeitos que o sol pode causar sobre a pele já queimada é preciso seguir algumas dicas durante toda a temporada. A primeira delas é deixar de tomar sol enquanto estiver descascando.

Comente agora
29
Dez
7 dicas para ficar grávida rapidamente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:59h

Uma vez que você decide começar uma família, a espera é a última coisa que você quer fazer. Apesar da mãe natureza ter uma mãozinha no tempo, há algumas coisas que você pode fazer – ou não – para ajudar a aumentar as suas chances de engravidar o mais rápido possível. 

Dê uma olhada nas sete dicas dos especialistas:

1. Faça um check up pré-concepção
Antes de começar oficialmente a tentar, realize um check-up. Pergunte ao seu médico sobre as vitaminas pré-natais que têm ácido fólico, que ajuda a proteger contra alguns defeitos congênitos, como espinha bífida. O ácido fólico funciona durante os primeiros estágios da gravidez, então é por isso que é importante para se certificar de que você está recebendo ácido fólico suficiente, mesmo antes deengravidar.

Um comentário
28
Dez
'A gente vai se encontrar' diz mãe de Perrone no enterro, em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:33h

Amigos e familiares compareceram na tarde deste sábado (28) à cerimônia de sepultamento do baterista Paulo César Perrone. O enterro foi realizado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Perrone resistiu por quase três anos às lesões neurológicas causadas por um tiro na cabeça disparado durante uma "saidinha bancária", na capital baiana. Talita Perrone, prima do músico, disse que a dor da perda é grande, mas ele precisava descansar. "Sabemos que ele estava sofrendo, só que para a família sempre há esperanças por mais que os médicos digam que não. Agora, a gente tem que pedir para que ele descanse em paz" disse Talita. Leo Macedo, vocalista da Estakazero lembrou dos momentos de felicidade com o amigo e companheiro de banda, enfatizando o cuidado que a família teve com Perrone. "Pra gente fica o exemplo da dedicação de dona Lúcia [mãe de Perrone] e das irmãs. Foi uma luta muito grande da família. Perrone era um cara feliz e alegre, ficou 10 meses na banda e estava muito feliz porque tinhámos acabado de fazer o São João. Com o dinheiro, ele ia para a Espanha com a namorada fazer um curso de três meses. A gente já tinha conversado sobre isso e ele estava feliz", relata Leo.

Comente agora
28
Dez
Feira de Santana: Hospital Estadual da Criança realiza primeira cirurgia cardíaca infantil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:27h

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, realiza nesta quinta-feira, 26 de dezembro, a primeira cirurgia cardíaca infantil da unidade hospitalar. Em novembro, foi inaugurada a oncologia pediátrica, serviço solicitado pela população de Feira de Santana e região, como cumprimento de metas de ampliação da qualidade em saúde no interior da Bahia. No último dia 10 de dezembro, o primeiro serviço público para internamento de cardiologia clínica pediátrica do HEC completou um ano de atividades, com o triplo de atendimentos de crianças cardiopatas em relação ao mesmo período de 2012. A enfermaria ocupa uma ala do 4º andar da unidade, dispõe de oito leitos e o acompanhamento de uma equipe composta por três médicos, com a coordenação do cardiopediatra Carlos Inácio, cinco enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem. O atendimento na unidade é destinado, principalmente, às crianças com cardiopatia congênita, com todo o aparato para atendimento ambulatorial, pré e pós-operatório.

Comente agora
28
Dez
Morre no Rio a ex-miss Brasil Rejane Goulart
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:53h

Rejane Goulart, eleita miss Brasil em 1972 e vice-miss Universo no mesmo ano, morreu às 20h35 desta sexta-feira (27), aos 59 anos, no Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A informação foi confirmada pela família na manhã deste sábado (28). Após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), os médicos já haviam detectado morte cerebral. O missólogo Evandro Hazzy conta que era amigo de Rejane há muitos anos. "Estou muito triste com a notícia. Era uma pessoa com muita vida. Teve passagens pela Globo e pela RBS TV. Chegou a ficar em segundo lugar no Miss Universo em 1972", diz ao G1Segundo ele, que lembra ter visto a amiga pela última vez no início de 2013, a ex-miss Brasil tomava medicamentos controlados para pressão e era bastante ansiosa. O uso de remédios aumentou depois que ela descobriu um aneurisma. Rejane é natural de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. Ela atuou programas humorísticos e em diversas novelas, como a primeira versão da novela "Ti Ti Ti", em 1985.

Comente agora
28
Dez
Estudos vão definir prioridades no combate à dengue
Postado por: Anacley Souza / 10:44h

O Ministério da Saúde está financiando estudos para definir regiões e grupos etários prioritários a serem imunizados contra a dengue. O estudo é dividido em três partes e integra as medidas preparatórias para introdução da vacina contra a doença no Brasil. Serão investidos cerca de R$ 5,3 milhões durante os dois anos da pesquisa. O objetivo da pesquisa é determinar o grau de imunidade da população à infecção pelo vírus da dengue, descobrir o perfil da transmissão da doença no país, avaliar a resposta imunológica de pacientes que tiveram os quatro tipos de vírus da dengue e o desenvolvimento dos casos graves. O levantamento vai dar suporte ao Ministério da Saúde na definição do público que receberá a vacina contra a dengue. O levantamento vai ser feito por um grupo formado por técnicos do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e especialistas de diversas universidades, como a Escola Paulista de Medicina e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).Segundo o Ministério da Saúde, há sete vacinas contra a dengue em teste no mundo. No Brasil, além do Butantan, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue. Os estudos são feitos desde 2009, em parceria com o laboratório privado GSK, e a vacina deve estar disponível no prazo de cinco anos. Outra pesquisa, do grupo farmacêutico francês Sanofi, no entanto, estima lançar a vacina no Brasil em cerca de três anos. Agência Brasil.

Comente agora
28
Dez
Substância tóxica encontrada na carambola pode causar insuficiência renal
Postado por: Anacley Souza / 08:50h

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP) descobriram uma substância existente na carambola que pode causar intoxicação e danos à saúde, principalmente em pessoas com problemas nos rins. A pesquisa mostra que a caramboxina pode provocar crise de soluço, epilepsia, convulsões e até levar à morte. O estudo acontece há mais de dez anos e os biólogos, químicos e médicos fizeram teste em ratos de laboratório para comprovar os efeitos da fruta nos pacientes com problemas nos rins. “Esses animais, quando recebiam a carambola, entravam em um estado epilético, uma convulsão prolongada, e faleciam por conta da convulsão. E foi possível estabelecer os mesmos sintomas nos humanos”, conta o nefrologista Márcio Dantas. A caramboxina, nome dado pelos pesquisadores, é encontrada em baixa concentração na carambola, porém é tóxica. Não há problemas de ingestão para pessoas saudáveis, mas que tem algum problema no rim, a substância pode se concentrar no organismo. “A molécula que caracterizamos é bastante instável, porque é derivada de um aminoácido natural e o organismo a confunde. A alta solubilidade em água deveria fazê-la ir embora pela filtração renal, mas, se o paciente não filtra, essa molécula fica na circulação. Em seguida, mascarada, ela  penetra, chega ao sistema nervoso central e pode causar vários danos”, explica o farmacêutico Norberto Lopes, que participou da pesquisa da molécula. Ainda que sem problemas renais, o ideal é que a pessoa evite o exagero da fruta, uma vez que a grande quantidade de caramboxina pode levar ao desenvolvimento de problemas neurológicos e insuficiência renal aguda. Com informações do Portal G1.

Comente agora
28
Dez
Perrone morre de parada cardíaca, três anos após ser baleado em saidinha bancária
Postado por: Anacley Souza / 08:45h

Cerca de três anos e meio após ser baleado na cabeça em uma saidinha bancária, o ex-baterista da banda Estakazero, Paulo Perrone, faleceu nesta sexta-feira (27). Em um post no Facebook, a irmã dele, Lidiane Roriz, confirmou a morte por parada cardíaca, menos de um mês após o músico deixar a UTI do Hospital Espanhol. “Caros amigos, é com muita dor que comunico o falecimento de Paulo Perrone. Ontem [sexta] ele teve uma complicação e sofreu uma parada cardíaca. Não resistiu. Ainda não sabemos o horário do sepultamento. Informe em breve. Muito obrigada a todos que estiveram juntos conosco nesta luta”, lamentou. Perrone foi vítima de uma saidinha bancária em 19 de julho de 2011, no bairro do Caminho das Ávores, após deixar uma agência do Bradesco. Desde então, além de cuidar do baterista, a família trava uma batalha judicial contra a instituição financeira para o custeio do tratamento médico, que o banco se recusou a pagar. O Bradesco levou o caso para instâncias superiores, após decisões favoráveis em outros tribunais, mas se nega a comentar o processo. (Bahia Notícias)

Comente agora
28
Dez
Mulheres que sofreram violência têm cirurgia plástica gratuita em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 07:12h

Mulheres vítimas de violência doméstica que deixaram sequelas podem realizar cirurgias reconstrutoras, gratuitamente, pelo programa do Hospital Ernesto Simões e do Hospital Dois de Julho. A iniciativa que partiu da cirurgiã plástica Ana Rita de Luna Freire, coordenadora da equipe de cirurgia plástica com área de atuação de crâniomaxilofacial, em Salvador, atende mulheres vítimas desse tipo de violência.  A cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil deixando sequelas e em 49% dos casos o agressor é o próprio companheiro. A partir de dados apresentados pela Secretaria de Políticas para Mulheres e com o término da especialização em cirurgia plástica, no ano de 2003 a cirurgiã, Ana Rita Freire, decidiu dar uma contribuição à sociedade, realizando cirurgias gratuitas a população mais carente. “Preocupei-me em oferecer um pouco do meu trabalho para aqueles que não teriam acesso a esse tipo de procedimento. Quando iniciei o programa, tanto para homens quanto para mulheres, observei que o público feminino era maioria quando o assunto era lesão de trauma facial, correlacionado com a agressão doméstica. Elas chegavam de forma espontânea, e neste caso, fazíamos um acolhimento especial com orientações dentro do que fosse possível, mas, sobretudo com uma finalidade médica.

Comente agora
27
Dez
Cláudia Jimenez passa por cirurgia e coloca marca-passo; atriz está na UTI
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:13h

Claudia Jimenez foi submetida a uma cirurgia na madrugada desta sexta-feira para a colocação de um marca-passo. Ela está internada no hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Após a cirurgia, ela foi encaminhada para a UTI, porém esse é um procedimento padrão nestes casos. Assim que melhorar, ela deverá ser levada para o quarto. Seu estado de saúde é estável. Não há previsão de alta. A amiga da atriz, Stella Torreão usou o perfil de sua academia para pedir orações para Claudia. "Família Espaço (Stella Torreão), gostaria de pedir pensamento positivo e oração para que a cirurgia da Claudia Jimenez será realizada agora obtenha sucesso e que Deus permita que ela tenha forças para superar e fé para continuar! Contamos com vocês! E desde já agradecemos! Dr. Edson Nunes e Dr. Paulo, que Deus ilumine vocês!", escreveu. A artista tem um longo histórico de problemas no coração. Em 1999, após sofrer um infarto, ela colocou cinco pontes de safena. Em 2012, ela passou por duas cirurgias. Uma para a troca da válvula aórtica e outra para a colocação de quatro stents para facilitar a circulação sanguínea. Claudia está no elenco da novela "Além do Horizonte", da Globo. Ela interpreta a personagem Zélia. (Terra)

Comente agora
27
Dez
Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus deseja a todos um Feliz Ano Novo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:40h

Comente agora
27
Dez
Método americano promete eliminar celulite com exercícios feitos em casa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:28h

A possibilidade de se livrar da celulite sem tratamentos cansativos e prolongados, equipamentos de alta tecnologia ou cremes caros pode parecer tentadora para muitas mulheres. É isso o que propõe o personal trainer e especialista em fisiologia do exercício Joey Atlas. O norte-americano criou um programa de exercícios para ser praticado em casa – sob a orientação de vídeos explicativos que podem ser comprado pela internet – e que ele afirma ser capaz de "destruir a celulite" em 28 dias. Chamado "Symulast", o programa tem sido anunciado em sites e redes sociais e já ganhou até uma versão dublada em português. Lançada no início de novembro, a versão já foi comprada por mais de 3 mil brasileiras. Apesar do frisson que o método tem provocado em blogs de beleza, especialistas ouvidos pelo G1 das áreas de atividade física, dermatologia e nutrição observam que o combate à celulite não é tão simples e que a prática de exercícios por si só, ainda que importante, não garante a eliminação do problema. O tratamento ideal, segundo eles, também deve envolver mudança de hábitos alimentares e adoção de técnicas voltadas para o melhor funcionamento do sistema linfático e combate à flacidez e à gordura localizada. Nem mesmo a associação de todas essas práticas garante com certeza o fim da celulite: os que têm experiência no assunto são unânimes em dizer que não existe tratamento milagroso.

Um comentário
27
Dez
Lei proíbe fabricação e comercialização de produtos que imitem cigarros
Postado por: Letícia Oliveira / 13:13h
A presidenta Dilma Rousseff sancionou sem vetos a Lei 12.921/13 que proíbe a fabricação, comercialização, distribuição e a propaganda de produtos nacionais e importados, de qualquer natureza, que imitem a forma de cigarros ou similares destinados ao público infantojuvenil. A lei, publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União, entra em vigor em 180 dias e prevê multa de R$ 10 por produto apreendido. Em caso de reincidência, o valor será dobrado. Normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já estabelecem restrições a produtos que imitem cigarros mas, até agora, as limitações eram apenas para alimentos. (Agência Brasil)
Comente agora
27
Dez
Tontura e enjoo durante viagens podem ser sinais de doença
Postado por: Anacley Souza / 12:37h

As férias chegaram, as malas estão prontas e a família está na contagem regressiva para viajar e aproveitar o verão. Mas, para quem sofre de cinetose esta alegria pode durar pouco tempo.Conhecida também como o "mal do movimento", a doença é uma disfunção do sistema vestibular (conjunto de órgãos do ouvido e cérebro responsável pela manutenção do equilíbrio), que se manifesta quando o corpo está parado e o entorno está em movimento ou o inverso, como em viagens de carro, ônibus, barco ou avião.  O conflito de informações entre o labirinto, que sente o movimento, e a visão, que acredita que o corpo está inerte, causa náuseas, vômitos, sudorese, palidez e desconforto físico. Para amenizar o mal-estar durante as viagens, o otorrinolaringologista Eduardo Bogaz, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que os sintomas da cinetose aparecem ainda na primeira década de vida. Além do mal-estar sentido durante as viagens, é comum a criança ter vertigem paroxística da infância (crise rápida de vertigem que acomete crianças saudáveis) e enxaqueca, como distúrbios associados.  Se não tratada, a disfunção do sistema vestibular pode acompanhar a pessoa por toda a vida. Apesar da alta incidência de casos, o médico alerta que a doença é raramente tratada. Segundo ele, “o mais comum é, ao longo da vida, a pessoa se acostumar com a condição e se adaptar”.

Comente agora
27
Dez
Convênio atenderá mais de mil usuários de droga por ano na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 12:09h

Um convênio celebrado recentemente entre a Secretaria daJustiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e onze instituições que atuam na reabilitação de usuários de substâncias psicoativas, irá garantir o atendimento anual gratuito de, pelo menos, 1.100 usuários de drogas que desejam internação voluntária. A iniciativa faz parte do programa Sistema Bahia Viva, que tem o objetivo de dar apoio institucional e técnico-financeiro a projetos apresentados por entidades da sociedade civil sem fins lucrativos para o desenvolvimento  de ações relacionadas ao atendimento, reabilitação e outras ações com usuários de substâncias psicoativas e suas famílias. O programa atua na perspectiva de desenvolvimento institucional das Comunidades Terapêuticas, buscando alcançar e aprimorar os parâmetros técnicos de atendimento, tratamento, recuperação e reinserção social aos usuários de drogas e seus familiares, além de integrar a rede de referência da atenção psicossocial para o referido público no estado da Bahia. Todas as entidades selecionadas serão monitoradas periodicamente, quando serão observadas as condições de infraestrutura, higiene e respeitos aos direitos humanos. (Tribuna)

Comente agora
27
Dez
Estudo definirá público para receber vacina contra dengue
Postado por: Anacley Souza / 11:18h

O Ministério da Saúde está financiando um estudo que tem como finalidade indicar as áreas e os públicos prioritários a serem imunizados contra a dengue. O estudo integra as medidas preparatórias para a introdução da vacina contra a doença no Brasil e conta com recursos de R$ 5,3 milhões. Um grupo de trabalho, formado por técnicos do Ministério da Saúde, Anvisa e especialistas de diversas universidades - como Escola Paulista de Medicina e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - irá elaborar um plano para subsidiar a pasta na definição das áreas e grupos etários para receber a vacina. O estudo é dividido em três partes, um inquérito soroepidemiológico, um de morbi-mortalidade e outro de imunidade celular. O inquérito soroepidemiológico será realizado em 63 cidades representativas das cinco regiões do país. O objetivo do inquérito é determinar o grau de imunidade da população à infecção pelo vírus da dengue. Serão coletadas cerca de mil amostras de sangue por cidade, na faixa etária de 1 a 20 anos. As amostras das outras faixas etárias serão obtidas na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). 

Comente agora
27
Dez
‘Superbactérias’ provocam crise de saúde global, alerta estudo
Postado por: Anacley Souza / 09:17h

O uso excessivo de antibióticos na agricultura e na criação de animais - também chamado de consumo não humano - inaugurou uma era de “crise de saúde global”, segundo um estudo publicado esta semana na revista “New England Journal of Medicine”. O economista Aidan Hollis, autor do artigo e professor da Universidade de Calgary (Canadá), alerta que as substâncias aumentaram o contingente de micro-organismos imunes aos medicamentos. Em contato com as “superbactérias”, o homem está sujeito a um novo leque de infecções ainda não conhecido pela indústria farmacêutica.  Estima-se que só nos EUA sejam consumidas cerca de 51 toneladas de antibióticos por dia, 80% deste total para o aumento da produção agropecuária. No resto do mundo, no entanto, esta proporção também seria alarmante - à exceção da União Europeia, onde o uso destes medicamentos no campo é proibido. Os antibióticos são aplicados em árvores frutíferas e, principalmente, em animais. Sua injeção exagerada no meio ambiente permitiu a multiplicação de bactérias mais resistentes. O pesquisador lista evidências de patógenos imunes à enxurrada de medicamentos usados no campo.  Vivemos atualmente uma crise de saúde global - avalia. - As bactérias resistentes a antibióticos causam cerca de 2 milhões de infecções anualmente nos EUA. E a imunidade destes micro-organismos está crescendo. Além de nossa dieta, as bactérias imunes a antibióticos nos atingem por outras vias.

Comente agora
26
Dez
Sorrir é tão eficiente quanto exercícios para o bem-estar
Postado por: Anacley Souza / 12:51h

É científico: sorrir faz bem à saúde. O cérebro é induzido a produzir e liberar mais endorfina quando o indivíduo sorri. Esse neurotransmissor é responsável pelas sensações de prazer e bem-estar, além de ser um potente analgésico natural. O processo é semelhante ao que ocorre ao praticar exercícios físicos. Pode diminuir a pressão sanguínea, o estresse, além de estimular o sistema imunológico. Em uma pesquisa da Universidade Loma Linda, na Califórnia, 14 voluntários foram monitorados enquanto assistiam comédias. Foi possível perceber uma queda significativa nos hormônios que causam estresse, na pressão sanguínea e até nos índices de colesterol. Segundo os pesquisadores, a terapia do riso pode reduzir a incidência de doenças do coração e diabetes.  A antropóloga Mirian Goldenberg também pesquisou a risada no estudo “A Risada na Cultura Brasileira”. Na ocasião, 100 homens e 100 mulheres responderam um questionário. Mirian concluiu que a risada é vista como agente de cura da solidão e dos males da alma, que ajuda a viver, amar e aceitar as transformações do tempo. Mas, segundo o estudo, quem se beneficia mais desse bem são os homens - 84% disseram rir muito, contra 68% das mulheres. Ainda assim, 60% delas confessou que gostaria de rir mais. Com informações do Portal Terra. 

Comente agora
26
Dez
HRSAJ divulga 1º lista do processo seletivo para Agente de Portaria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:43h

Agente de Portaria

Nome

Roberto de Almeida Silva

Kleison Brito Ribeiro Soares

Ademir dos Santos

Comente agora
26
Dez
Três sucos desintoxicantes aliviam o estufamento após a ceia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:07h

O dia seguinte à ceia de Natal é marcado pela sensação de estufamento do estômago entre as pessoas que exageraram no prato. Provocado pela grande ingestão de alimentos ricos em gorduras como carnes gordas, rabanada e açúcares, o desconforto estomacal pode ser aliviado com sucos desintoxicantes feitos em casa, à base de frutas e verduras. “Os alimentos que fermentam no estômago liberam gases e, por consequência, provocam uma sensação de estufamento durante um tempo após a ingestão do prato. Até a farofa com bacon e o arroz com creme de leite podem provocá-lo”, diz Amilton Macedo, médico com prática em oxidologia. Para aproveitar o restante do feriado numa boa, aprenda, a seguir, três receitas de sucos que prometem aliviar o mal-estar. 

Suco verde 

Ingredientes
250 ml de água de coco
1 folha de couve
1 fatia de abacaxi
½ maçã
1 colher (de sobremesa) de gengibre 




Comente agora
26
Dez
Frutas do cerrado tem mais oxidantes
Postado por: Anacley Souza / 08:10h

Um estudo brasileiro publicado no periódico PLoS ONE revelou que doze frutas que crescem no meio do mato do segundo maior bioma brasileiro têm potencial para se tornar matéria-prima da indústria alimentícia e farmacêutica. Araticum, baru, cagaita, cajuzinho, guariroba, ingá, jatobá, jenipapo, jurubeba, lobeira, mangaba e tucum são frutas pouco conhecidas em outras regiões do Brasil, mas são repletas de antioxidantes que têm poder de combater o envelhecimento precoce. Os olhos  da indústria podem se voltar para esses frutos por um motivo simples: a quantidade de antioxidantes presentes neles é muito mais alta do que na maçã, fruta popular em todo o Brasil e também conhecida por ser uma boa fonte desses compostos. As frutas são nativas do cerrado, e, segundo a coautora do estudo feito na Universidade de Brasília (UNB) Fernanda Rosa, dificilmente se encontrará plantações delas.“Só encontramos no mato ou em pequenos produtores”, explica. “Mas o cerrado é uma região muito rica e acredito que, se quiserem uma produção em massa, ela poderá se estabelecer por aqui”.Fernanda explica que quanto mais agressões externas o ambiente recebe, mais os frutos desenvolvem compostos bioativos: os antioxidantes, na verdade, são mecanismos de defesa.“O cerrado é uma região que sofre com calor, secas, radiações, queimadas e mesmo assim tem uma flora abundante”, explica. A  ideia de estudar a diversidade do cerrado surgiu a partir da afirmação de que as frutas são fortes e desenvolvem várias maneiras de sobrevivência. Os autores do estudo já esperavam então que as análises revelassem grandes quantidades de antioxidantes.

Comente agora
25
Dez
Teste do pezinho feito pelo Estado vai identificar número maior de doenças
Postado por: Rafaelle Lemos / 19:05h

No último dia 27 de novembro, o Tocantins foi habilitado pelo Ministério da Saúde na fase III do teste do pezinho pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Agora, o Estado também recebeu autorização para a implantação da fase IV. Com a habilitação, o teste poderá diagnosticar as doenças fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. A expectativa é com o diagnóstico antecipado, as crianças que forem detectadas com alguma dessas doenças poderão receber acompanhamento e tratamento a tempo. “As crianças ganham saúde e qualidade de vida pois o quanto antes forem diagnosticadas e começarem o tratamento, aumentam as chances de levarem uma vida normal, aumentando sua expectativa e diminuindo os riscos de lesões neurológicas em algumas doenças”, comenta a enfermeira Bethania Oliveira, do Serviço de Referência em Triagem Neonatal, localizado na APAE de Araguaína.

Um comentário
25
Dez
Americana com mais de 270kg vai à TV tentar perder peso
Postado por: Rafaelle Lemos / 17:55h

A jovem Christina, de 23 anos, é uma das personagens da nova temporada do programa My 600-lb Life (Minha Vida de 270 kg, em tradução literal), que mostra a luta de obesos mórbidos para perder peso. Dependente total do marido e da mãe para se lavar e trocar de roupa, a americana do Mississipi, embarca em uma jornada de um ano para conseguir fazer a operação de redução de estômago, segundo o Daily Mail. A obesidade de Christina começou cedo. Sempre foi a "maior" dos irmãos, e na sétima série já pesava 135 kg. Aos 17 anos, tinha mais de 180 kg. Em seu pior momento, ela chegou a ter 307 kg, aos 22 anos. Ela casou cedo, mas logo se isolou em casa e perdeu os amigos. Ela passa os dias no sofá assistindo televisão. Hoje, seu principal objetivo é fazer faculdade e ter um "casamento normal".

Comente agora
25
Dez
Médico é acusado de marcar fígado de paciente com suas iniciais
Postado por: Rafaelle Lemos / 17:09h

Um cirurgião foi suspenso na Grã-Bretanha após ser acusado de marcar com suas iniciais o fígado de um paciente, informaram fontes hospitalares nesta terça-feira (24). A fundação pública University Hospitals confirmou que estava sendo investigada a denúncia contra o médico do hospital Rainha Elizabeth de Birmingham, no noroeste da Inglaterra. "Após a acusação de má prática, a fundação University Hospitals Birmingham NHS suspendeu um cirurgião enquanto termina a investigação", informou a entidade gestora em um comunicado. egundo o jornal The Daily Telegraph, o cirurgião se chama Simon Bramhall, tem 48 anos e o denunciaram por marcar o fígado de um paciente com as iniciais 'SB' quando ele o operou. Um colega descobriu as iniciais operando o mesmo paciente, que havia recebido o fígado em um transplante. (R7)

Comente agora
25
Dez
Viver na praia faz bem à saúde
Postado por: Rafaelle Lemos / 14:40h

Uma pesquisa recentemente elaborada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, comprovou que o contato com o ambiente da praia reduz o estresse e estimula as pessoas a praticarem atividades físicas, trazendo benefícios à própria saúde. Por meio de experiências, os cientistas também descobriram que os moradores de cidades litorâneas têm uma saúde melhor e vivem por mais tempo. O estudo apurou também que as pessoas têm até a sensação de serem mais saudáveis quando vão às praias, e, por isso, preferem viajar para o litoral nas férias. Além disso, a maioria dos participantes da pesquisa, realizada na Europa, se mostrou disposta a pagar mais caro por uma acomodação com vista para o mar quando visitam as cidades costeiras. De acordo com os pesquisadores, a menor parte das pessoas se importa com as ameaças encontradas no litoral, como problemas de saneamento básico, tempestades, tsunamis e outros fenômenos.

Comente agora
24
Dez
Mulheres negras têm mais dificuldade em perder peso, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 15:09h

A idade, o metabolismo e até mesmo os genes podem levar a culpa pela falta de sucesso ao tentar emagrecer. No entanto, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela University of Pittsburgh School of Medicine, a etnia também pode influenciar no processo da perda de peso. As informações são do Daily Mail. Segundo os estudiosos, as mulheres afro-americanas precisam comer menos calorias e fazer mais exercícios para eliminar a mesma quantidade de peso que as caucasianas, e os cientistas acreditam que isso acontece porque elas têm um metabolismo mais lento. Pesquisas anteriores já apontavam que as negras não perdiam tantos quilos quanto as brancas durante uma dieta, no entanto, com este novo estudo, os pesquisadores afirmam que as afro-americanas eliminam, em média, 3 quilos a menos do que as caucasianas, mesmo seguindo o mesmo regime. Para chegar a este resultado, os cientistas analisaram a oscilação de peso, o gasto de energia, as atividades físicas e a ingestão de calorias de 39 afro-americanas e 66 caucasianas, todas obesas e participantes de um programa de perda de peso com duração de seis meses.

Comente agora
24
Dez
Programa Mais Médicos já atende 23 milhões de brasileiros
Postado por: Letícia Oliveira / 13:58h
O Programa Mais Médicos, do governo federal, encerra o ano de 2013 com pelo menos 6.658 profissionais atuando no interior e em áreas pobres, atendendo cerca de 23 milhões de brasileiros. O balanço foi apresentado nesta segunda-feira (23) pela presidenta Dilma Rousseff em entrevista ao programa de rádio “Café com a Presidenta”. Na conversa, ela destacou o papel central do programa na atual política do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Mais Médicos é uma resposta às necessidades da população, que sempre reivindicou a melhoria da saúde em nosso país. O governo está ouvindo esses pleitos e se esforçando para melhorar o atendimento de saúde do Brasil”, declarou a presidenta. Os médicos participantes estão trabalhando na atenção básica de 2.177 municípios e em 28 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Dentre as cidades atendidas, 69% (1.222) apresentam mais de 20% da população em situação de pobreza extrema e concentram quase metade dos profissionais do programa (2.916). A meta do Ministério da Saúde é chegar, até março de 2014, a 13 mil médicos, atingindo, assim, 45,5 milhões de brasileiros. 
Comente agora
24
Dez
Excesso de peso pode aumentar chances de surdez, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 13:19h

Um estudo que analisou 70 mil mulheres ao longo de 20 anos concluiu que o excesso de peso pode aumentar as chances de surdez. A pesquisa foi realizada pela Brigham and Women’s Hospital, em Boston, e as informações são do Daily Mail. Para chegar a este resultado, a cada dois anos durante duas décadas, as participantes do estudo foram questionadas sobre a saúde e o estilo de vida, incluindo hábitos de alimentação, peso e audição. A partir das respostas, os pesquisadores descobriram que as que estavam muito acima do peso, com IMC (Índice de Massa Corporal) a partir de 40 eram 25% mais propensas a ter problemas de audição do que as que apresentavam um índice abaixo de 25. Também foi descoberto que as mulheres que tinham mais de 87 cm de cintura apresentavam 27% mais riscos de sofrer sintomas de surdez do que aquelas cujas cinturas mediam menos de 71 cm. Apesar dos resultados, os pesquisadores não sabem ainda precisar por que as mulheres com mais sobrepeso estão mais propensas a ter problemas de audição. No entanto, acreditam que o acúmulo de gordura poderia obstruir áreas dos ouvidos, limitando a circulação do sangue e, consequentemente, causando danos às células.

Comente agora
24
Dez
Mulheres negras têm mais dificuldade em perder peso, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 11:47h

A idade, o metabolismo e até mesmo os genes podem levar a culpa pela falta de sucesso ao tentar emagrecer. No entanto, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela University of Pittsburgh School of Medicine, a etnia também pode influenciar no processo da perda de peso. As informações são do Daily Mail. Segundo os estudiosos, as mulheres afro-americanas precisam comer menos calorias e fazer mais exercícios para eliminar a mesma quantidade de peso que as caucasianas, e os cientistas acreditam que isso acontece porque elas têm um metabolismo mais lento. Pesquisas anteriores já apontavam que as negras não perdiam tantos quilos quanto as brancas durante uma dieta, no entanto, com este novo estudo, os pesquisadores afirmam que as afro-americanas eliminam, em média, 3 quilos a menos do que as caucasianas, mesmo seguindo o mesmo regime. 

Comente agora
24
Dez
Ministério da Saúde libera R$ 1,6 bi para Santas Casas; Bahia recebe R$ 74 mi
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:40h

O Ministério da Saúde liberou o repasse de R$ 1,6 bilhão para Santas Casas e instituições filantrópicas de todo o país. Do total, R$ 400,6 milhões serão depositados em três parcelas de R$ 133,5 milhões. A primeira delas será paga até a próxima terça-feira (31). Os recursos serão destinados a 762 instituições filantrópicas de 604 cidades em 23 estados, 19 delas capitais. Segundo a pasta federal, a Bahia receberá no total R$ 74.963.542,23. Não foram divulgadas as entidades que serão beneficiadas no estado. O repasse da verba para as instituições faz parte de uma série de medidas para manutenção e expansão do atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde. Atualmente, 1.700 hospitais filantrópicos prestam serviços ao SUS. Com a iniciativa, em um prazo máximo de 15 anos, o governo espera que os débitos das instituições que aderirem ao programa sejam quitados. Em contrapartida, os hospitais devem ampliar o atendimento de exames, cirurgias e atendimentos a pacientes da rede pública. (BN)

Comente agora
23
Dez
Gestantes devem ficar atentas ao consumo excessivo de iodo
Postado por: Letícia Oliveira / 15:32h

Um estudo feito na Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o consumo excessivo de iodo durante a gravidez e lactação pode tornar os filhos mais propensos a sofrer de hipotireoidismo quando adultos. O estudo foi feito com ratas e faz parte do projeto de pós-doutorado de Caroline Serrano do Nascimento. O iodo é um nutriente essencial para o ser humano, usado na síntese dos hormônios da tireoide T3 e T4, necessários para regular o metabolismo e auxiliar no funcionamento correto de todos os órgãos. De acordo com Caroline, a deficiência de iodo pode causar um aumento da glândula tireoide e durante a gestação danos cerebrais em crianças, porque os hormônios dessa glândula também são alguns dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema nervoso central. “Mas ao mesmo tempo, o consumo maior do que a dose diária recomendada (150 microgramas) pode prejudicar o ser humano, por isso a dose de iodo no sal passou para 20 a 60 miligramas por quilo no Brasil. Esse é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para populações que consomem até dez gramas de sal por dia”. Caroline explicou que a pesquisa avalia os ratos filhos de mães que passaram pela superdosagem de iodo, na vida adulta para ver se houve algum tipo de alteração. “Uma série de genes tiroidianos relacionados com a síntese de hormônios da tireoide estão diminuídos nesses animais. Isso quer dizer que a prole pode estar mais exposta a desenvolver o hipotireoidismo quando a mãe ingere excesso de iodo [durante a gestação]”.

Comente agora
23
Dez
Homem também sofre bulimia e anorexia, diz estudo.
Postado por: Anacley Souza / 14:42h

Toda vez que se ouve falar em doenças como anorexia e bulimia logo vem à cabeça a imagem de mulheres extremamente preocupadas com a aparência e que para se manter “em forma” são capazes de qualquer loucura. Mas o culto ao corpo não é exclusividade do universo feminino. Os homens também estão cada vez mais preocupados com sua imagem, por isso não hesitam em adotar uma dieta radical e até mesmo vomitar (bulimia) para evitar engordar. Dados do Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade (Nuttra) da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro apontam que a quantidade de homens que procuram tratamento para estes problemas aumentou cinco vezes de 2002 para 2003. O maior número de casos está entre os homens na faixa dos 18 e 26 anos. Os dois casos preocupam os profissionais de saúde. Na anorexia, a pessoa sempre acha que está acima do peso e por isso não pensa duas vezes em fazer dietas absurdas e até parar de comer. Nos casos de bulimia, a pessoa desenvolve uma espécie de sentimento de culpa com relação ao que come, por isso tenta vomitar tudo que comeu. Há quem tome diuréticos na tentativa de não deixar nada no organismo.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com