As comentadas


Bom dia , Segunda-feira, 27/06/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

26
Out
Existe uma temperatura perfeita para o banho e ela não varia com as estações
Postado por: Ellen Rocha / 16:26h

Independentemente do horário, há pessoas que tomam banho de água quase fria todo o ano porque defendem que assim se mantêm saudáveis, mas depois há outras que tomam banho com água fervendo. Afinal, quem está certo?Ainda que os graus possam variar em função da temperatura corporal de cada pessoa, a maioria dos médicos aconselha a tomar banho com água abaixo dos 40 graus. Quando toma banho em água muito quente “corre o risco de prejudicar a saúde da pele”, explica a dermatologista nova-iorquina Sejal Shah à Women’s Health. Isto porque a água quente faz com que a pele perca os seus óleos naturais e por isso ela fica seca, coçando, sem cor ou até com eczema, descreve a especialista. Se bem que as duchas muito longas, ainda que com água morna ou até fria, também ressecam a pele. A água muito quente pode ainda provocar efeitos adversos debaixo da pele, acelerando a circulação sanguínea e fazendo com que as células se inflamem ou até pode fazer com que a pressão arterial baixe, provocando confusão ou desmaio. Mas, há também provas de que as pessoas que tomam banho de água quente antes de dormir conseguem descansar melhor. Isto porque quando saímos de um banho quente o nosso corpo experimenta uma ligeira diminuição da nossa temperatura corporal, chave para que o cérebro adormeça. Mas, claro, desde que a água não esteja fervendo, é seguro tomar banhos de água mais quente esporadicamente.

Comente agora
26
Out
4 dicas para evitar as temidas espinhas nas costas
Postado por: Ellen Rocha / 14:39h

Quem é que gosta de ter espinhas? Além do rosto, ter espinhas nas costas é uma tortura para quem sofre desse "mal". Geralmente, as espinhas aparecem com mais frequência e intensidade nos jovens e adolescentes devido ao aumento na produção de hormônios, um dos efeitos é uma maior oleosidade da pele, que favorece o aparecimento de cravos e espinhas.Mas como evitar esses vilões que acabam desmontando qualquer pessoa em frente ao espelho? O site Minha Vida preparou algumas dicas que podem ajudar a evitar por exemplo as temidas espinhas nas costas.

Condicionador de cabelo

Você sabia que o condicionador deixa resíduos que continuam nas costas mesmo após o enxágue e tal produto piora a situação das espinhas? Pois bem, é isso mesmo, para evitar o problema é aconselhável é baixar um pouco a cabeça e colocar os cabelos para frente do corpo na hora de enxaguar e ainda passar sabonete nas costas após o uso do condicionador.

Comente agora
26
Out
Abiec destaca benefícios da carne, após estudo ligar consumo a câncer
Postado por: Ellen Rocha / 14:36h

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) diz que tomou conhecimento de relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que relaciona o consumo de carnes processadas à incidência de câncer em seres humanos. A instituição afirma que as pesquisas da OMS têm contribuído para o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas no Brasil e no mundo, mas que "é importante destacar os benefícios nutricionais à saúde" proporcionados por estes alimentos. Segundo a Abiec, fatores positivos do consumo da carne "foram comprovados por pesquisas científicas em todo o mundo". A entidade representa as companhias exportadoras de carne bovina no Brasil.A Abiec ressalta que seus associados "se orgulham de prover aos consumidores do Brasil e do mundo um produto que continuará fazendo parte da dieta das pessoas por muitas gerações". Além disso, a instituição reitera seu compromisso e o de suas empresas afiliadas "em oferecer sempre o melhor produto para o consumidor e de continuar investindo no desenvolvimento de proteínas saudáveis por meio de ações que fomentam a segurança alimentar, a saúde do rebanho e, principalmente, a qualidade de carne". Procurada pelo Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, sobre o tema, a JBS informou que compartilha do posicionamento da Abiec. Com informações do Estadão Conteúdo.

Comente agora
26
Out
Bactéria pode ajudar a reduzir ansiedade e melhorar memória
Postado por: Ellen Rocha / 13:25h

Bactérias podem afetar tremendamente o corpo humano, uma vez que existem 10 mil vezes mais destes seres no organismo do que nossas próprias células. Pesquisando o efeito destas bactérias, cientistas da Universidade de Cork, na Irlanda, apresentaram um estudo no encontro da Sociedade de Neurociência, ocorrido em Chicago na última semana, e descobriram que uma certa bactéria probiótica pode ajudar a aliviar a ansiedade e melhorar a memória.Os pesquisadores notaram, após darem doses da bactéria viva Bifidobacterium longum 1714 a um grupo de 22 homens saudáveis, com idades entre 18 e 40 anos, que eles deram respostas mais amenas a situações estressantes, e ainda apresentaram uma melhora no teste de performance. O grupo recebeu um placebo por quatro semanas e depois uma pílula com a bactéria probiótica pelo mesmo período. O cientista Allen Andrew, em entrevista IFLScience, diz que o entendimento dos pesquisadores na área ainda é um pouco limitado. Este não é o primeiro estudo na área. Pesquisas anteriores demonstraram que bactérias presentes nos intestinos podem produzir neurotransmissores, que são moléculas de sinalização do sistema nervoso, também presentes no cérebro. Andrew ressalta que um dos fatos interessantes sobre o teste de memória é que a "performance está associada com a região do cérebro denominada hipocampo, que também é influenciada pelo estresse". O estudo ainda não foi publicado.

Comente agora
26
Out
'Orgasmocentrismo': a tendência de ser escravo do clímax sexual
Postado por: Ellen Rocha / 13:11h

Sexo só é sexo quando ambos atingem o orgasmo. Orgasmo. Orgasmo. Orgasmo. A palavra fica na mente e, para muitos, é a única que importa quando se pratica a atividade sexual.Mas para todos que pensam que o sexo é só sexo quando se atinge o orgasmo, há uma nova palavra para ter em mente: ‘orgasmocentrismo’. Termo usado em Espanha para descrever esta tendência de ser escravo do clímax, especialmente entre homens. “A maioria da população reduz a sexualidade às relações genitais e ao orgasmo. Para os psicanalistas, a vida sexual é estruturante do psiquismo e determina o nosso modo de ser e a nossa personalidade. Reduzir [a atividade sexual] à bioquímica do amor ou ao clímax é limitá-la”, diz o especialista Vicent Bataller i Perelló, em declarações ao El País.

Comente agora
26
Out
Especialista alerta para os riscos da endometriose
Postado por: Samile Macedo / 13:00h

Cada vez mais presente no cotidiano das mulheres, a endometriose é uma doença que afeta exclusivamente o sexo feminino e é responsável por 40% dos casos de infertilidade na Brasil, segundo dados de 2014, da SBE – Sociedade Brasileira de Endometriose. A afecção inflamatória é provocada pela migração das células do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) no sentido oposto durante a menstruação, que acabam caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar, ocasionando a endometriose. Dentre os principais sintomas estão as fortes cólicas menstruais, dores pré-menstruais, durante a relação sexual e na região pélvica, sangramento menstrual intenso e irregular, fadiga crônica e alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação. Segundo o ginecologista dr. Hosaná Pereira, da rede Hapvida, as dores são um fator preponderante da doença. “A dor é um sintoma que sempre vai existir em pacientes com endometriose. Geralmente, utilizamos anticoncepcionais combinados como o estrógeno e progesterona, para controlar e aliviar as dores”, explica o especialista. Os casos de infertilidade ligados à endometriose estão relacionados, na maioria das vezes, aos tipos de tratamento que o paciente se submete. Inflamações e processos cicatriciais podem causar alterações estruturais nos órgãos reprodutivos, provocando assim a infertilidade. “Um terço das mulheres que tem endometriose tem dificuldades para engravidar. Isso porque, os implantes endometriais - um dos tipos de tratamento - principalmente os que foram locados nos ovários e nas trombas, atuam como barreiras, dificultando a concepção”, explica o médico. 

Comente agora
26
Out
A causa da ressaca não é apenas do álcool, mas também do sal
Postado por: Samile Macedo / 12:22h

Já acordou com a sensação de ressaca mesmo não tendo bebido muito álcool? Não se preocupe, esta é apenas uma das muitas consequências do consumo excessivo de sal. Diz o Daily Mail que consumir refeições carregadas em sal à noite faz com que as pessoas acordem na manhã seguinte como se estivessem alcoolizadas. A explicação, segundo os especialistas, é a desidratação provocada por este alimento. A desidratação causada pelo sal – tal como acontece com aquela que é provocada pelo excesso de bebidas alcoólicas – afeta a boca, garganta, olhos e ainda outras partes do corpo, causando cansaço e dores de cabeça. Além disso, altera a qualidade do sono, que muitas vezes fica prejudicada pelo cansaço extremo e pelo ardor dos olhos, que não permite adormecer de uma forma agradável.

Comente agora
26
Out
Planos de saúde privados perdem 164 mil clientes só em setembro
Postado por: Samile Macedo / 09:42h

O mercado de planos de saúde médico-hospitalares registrou, só em setembro, a perda de 164.400 clientes. Fechou o mês com 50,260 milhões de beneficiários - queda de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do boletim Saúde Suplementar em Números, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess) e que será divulgado na próxima semana. No terceiro trimestre de 2015, em relação ao trimestre anterior, a queda foi de 0,5% - o que representou a saída de 236.210 beneficiários. "Avaliamos que, na comparação anual, que não sofre influência de efeitos sazonais como na análise trimestral, a queda de 0,3% representa uma quase estabilidade, o que demonstra a resiliência desse setor em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e até ao nível de emprego", analisa Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do Iess. Já no trimestre, observa Carneiro, a queda foi mais acentuada e confirma o que já ocorria na soma dos três meses anteriores. Entretanto, segundo ele, não é possível afirmar que essa seja uma tendência, porque não se espera que a atividade econômica mantenha a intensidade de queda registrada nos últimos 12 meses. De acordo com os números do boletim, na comparação anual, houve uma maior queda no total de vínculos de planos individuais. O total de beneficiários de planos do tipo caiu 1% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Isso equivale a 87.500 vínculos a menos. No trimestre, a queda foi de 0,5%, ou 51.880 planos. Na comparação anual, o total de vínculos com planos coletivos - aqueles pagos pelas empresas como benefício aos funcionários - permaneceu praticamente estável, com ligeira retração de 0,1% e desligamento de 47.300 beneficiários. 

Comente agora
26
Out
Plantão de ocorrências registradas na emergência do HRSAJ durante o final de semana
Postado por: Samile Macedo / 09:33h

-Lucinaldo Florêncio Santos, 31 anos morador de Cruz das Almas sofreu tentativa de homicídio, sendo ferido com vários disparos de arma de fogo no abdômen. Ele foi socorrido em estado grave para o Hospital Regional.

-Francisco Assis Pinto, 24 anos, residente em Muritiba foi ferido com três tiros, sendo socorrido pelo SAMU para o HRSAJ em estado grave.

-Romílson Rodrigues Mota, 21 anos, morador de Laje deu entrada na unidade hospitalar vítima de disparos de arma de fogo.

-Shaine Santos Fiuza Neto, 30 anos ferido com um golpe de facão deu entrada na emergência do Hospital Regional.

-Renata Moraes Alves, 30 anos moradora do bairro Alto Santo Antônio foi vítima de acidente com motocicleta, sendo socorrida para o HRSAJ.

-Vanderléia Bonfim Santos, 19 anos, residente em Valença foi vítima de disparos de arma de fogo.

-O menor de iniciais R.F.J, morador do bairro Santa Madalena, vítima de atropelamento deu entrada na emergência do Hospital Regional.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora
26
Out
Bacon, presunto e salsicha podem causar câncer, alerta OMS
Postado por: Samile Macedo / 09:09h

Comer carne processada pode causar câncer do intestino em humanos, e carne vermelha é uma causa provável da doença, afirmaram especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta segunda-feira (26), divulgando descobertas que devem acirrar o debate sobre os méritos de uma dieta baseada em carne. A IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), braço da OMS baseado na França, colocou produtos como salsichas, linguiças, presunto e bacon em sua lista do grupo 1, que já inclui o tabaco, amianto e fumaça de diesel, para os quais já há "evidência suficiente" de ligação com o câncer. "Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal em razão do consumo de carne processada permanece pequeno, mas esse risco aumenta com a quantidade de carne consumida", afirmou Kurt Straif, chefe de programa do IARC, em um comunicado. A carne vermelha -- classificação dentro da qual estão a bovina, ovina e suína -- foi classificada como um carcinógeno "provável" e entrou na lista do grupo 2A, que contém o glifosato, princípio ativo de muitos herbicidas. A classificação mais branda para a carne vermelha é reflexo de "evidências limitadas" de que ela causa câncer. O IARC descobriu ligações principalmente com o câncer de intestino, mas também observou associações com tumores no pâncreas e na próstata, afirmou. (G1)

Comente agora
25
Out
Alta do dólar e crise ameaçam futuro da pesquisa de células-tronco da Fiocruz
Postado por: Anacley Souza / 17:03h

Em 2010, a analista financeira Andréa Damásio pisou em falso na escada de casa e terminou caindo para fora da estrutura. O impacto fez com que ela tivesse uma lesão grave de coluna e perdesse os movimentos e a sensibilidade da cintura para baixo. Em 2012, Andréa, que é do Rio de Janeiro, veio para Salvador para participar de uma das etapas da pesquisa de transplantes de células-tronco realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) em parceria com o Hospital São Rafael. O futuro dessa pesquisa - que é uma esperança para inúmeras pessoas que sofreram lesões na medula espinhal e que pode se transformar numa terapêutica capaz de reverter quadros de paralisia parcial ou total - está comprometido com a crise financeira do país. A pesquisadora da Fiocruz Milena Soares é enfática em afirmar que os projetos dependem da aquisição de grande quantidade de insumos e equipamentos importados, que foram orçados com o dólar a R$1,90. “Hoje, beirando os R$ 4, chegamos a reduzir em 50% a nossa capacidade de adquirir esses insumos e equipamentos que são fundamentais para execução dos projetos”, afirma, ressaltando que não há uma correção desses valores para o projeto. “Aliado a isso, muitas vezes, os recursos que dispomos têm liberação atrasada”, completa. Com uma postura parecida, o médico e pesquisador Ricardo Ribeiro destaca que o custo de uma terapia com células-tronco varia de acordo com o protocolo de preparo das células e de tratamento dos pacientes. “Os nossos estudos foram e estão sendo realizados graças à parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Hospital São Rafael, uma instituição privada sem fins lucrativos, que investiu recursos próprios para estruturar e manter em funcionamento um centro de biotecnologia e terapia celular onde podem ser desenvolvidas pesquisas básicas e translacionais na área de medicina regenerativa”, diz.

Comente agora
25
Out
USP pode sofrer sanção se distribuir ‘pílula do câncer’
Postado por: Anacley Souza / 11:16h

A Universidade de São Paulo (USP) corre o risco de sofrer sanções severas caso passe a fabricar as pílulas de fosfoetanolamina sintética para distribuição. O alerta é feito pelo diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa. Segundo ele, a distribuição da substância pode ser considerada ilegal por não ter passado por testes clínicos, não ter aprovação da agência federal e não ser produzida em um laboratório de medicamentos. Atualmente, a universidade produz as pílulas apenas para os casos de solicitação jurídica. A USP informou que não vai se pronunciar sobre o caso. A pílula com suposta ação contra o câncer vinha sendo produzida no Instituto de Química da USP de São Carlos, onde foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores liderados pelo químico Gilberto Orivaldo Chierice, hoje professor aposentado. Mesmo sem ter passado pelos testes exigidos pela legislação, foi fornecida gratuitamente a interessados até o dia 29 de setembro, quando o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) vetou a distribuição. No dia 8 deste mês, porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em favor de uma pessoa que solicitou judicialmente o acesso à droga, levando o TJ-SP a voltar atrás e desencadeando uma chuva de liminares pela liberação. A universidade recebia, na semana passada, de 40 a 50 pedidos diários com base em liminares. "Como por enquanto a USP parou a fabricação (para distribuição), tudo fica como está. Mas se a universidade voltar a fabricar a pílula, seguramente pode-se fazer uma inspeção sanitária e fechar o laboratório", disse Barbosa.

Um comentário
25
Out
Articulação inflamada atinge 2 mi de brasileiros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:45h

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória, autoimune e sem cura que afeta o sistema imunológico do ser humano. Ela ataca os tecidos saudáveis do corpo, prejudicando principalmente as articulações dos dedos das mãos e dos pés. Não existem causas conhecidas para a presença da AR. Algumas indicações como o tabagismo, mudanças hormonais, fatores ambientais e predisposições genéticas são indícios que podem estar associados à doença. "Uma grande parte das pessoas que sofrem da artrite reumatoide já fumaram ou foram expostas ao cigarro no passado. Outra causa conhecida são as infecções de infância, como a mononucleose. Quem já teve citomegalovirus, rubéola, ou alguém da família sofre da doença, também possui grandes chances de ter", afirma o reumatologista Jozélio Freire de Carvalho, diretor científico da Sociedade de Reumatologia da Bahia. 

Incidência

No Brasil, estima-se que aproximadamente dois milhões de pessoas sofrem de AR. Desse número, 75% são mulheres. Segundo o professor adjunto de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do ambulatório de Artrite Reumatoide do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o médico Claiton Brenol, provavelmente a AR ocorre com maior incidência no sexo feminino  por fatores hormonais. "Possivelmente esses fatores podem acarretar o desenvolvimento da artrite reumatoide.

Comente agora
25
Out
Farmácias são proibidas de contratar técnico para exercer função de farmacêutico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:11h

As farmácias estão probidades de contratar técnicos de farmácias para exercer a função de farmacêutico. A Justiça Federal decidiu que os técnicos de farmácia não têm direito ao registro no Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e, portanto, não podem assumir responsabilidade técnica por drogaria. O Ministério Público Federal (MPF) havia movido uma ação contra o CRF visando obrigar a autarquia ao registro e assunção de responsabilidade técnica para os técnicos de farmácia e Justiça negou o argumento. Para o presidente do CRF-BA, Mário Martinelli Jr., a decisão é uma vitória que valoriza a categoria. “Foi extremamente importante para os farmacêuticos da Bahia, sem dúvidas, pois assim se reconhece a profissão e o valor que a presença desses profissionais agregam aos estabelecimentos de saúde. Principalmente no que tange oferecer à população um auxílio de qualidade na obtenção de medicamentos”, afirmou.

Comente agora
24
Out
Saúde Sem Fronteiras realiza 1,5 mil cirurgias de catarata na Chapada Diamantina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:57h

O município de Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina, foi sede da primeira etapa dos serviços oftalmológicos oferecidos pelo Programa Saúde Sem Fronteiras. Ao todo, moradores de 19 cidades da região são beneficiados com a realização de cinco mil consultas e 1,5 mil cirurgias de catarata. Na manhã deste sábado (24), o governador Rui Costa acompanhou o atendimento à população no município. Para ele, “o programa devolve a qualidade de vida que havia sido perdida por eles. É um serviço importantíssimo, que nós vamos continuar e intensificar, percorrendo todo o estado e garantindo o atendimento regional". Mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos, são responsáveis pelo atendimento. Realizada no Hospital Padre Paulo Felber, a ação começou na última segunda-feira (19) e segue até este domingo (25). Pessoas com mais de 60 anos e alunos do Topa (Todos pela Alfabetização) são o público-alvo da iniciativa. As ações do programa em Miguel Calmon incluíram também a capacitação de 50 profissionais da região, entre médicos e enfermeiros, para a detecção do tracoma, uma doença silenciosa que afeta os olhos.

Comente agora
24
Out
Mercado de planos de saúde sofre queda acentuada em setembro, segundo FenaSaúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:35h

O número de beneficiários de planos de saúde no Brasil vem diminuindo, de acordo com pesquisa da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Entre julho e setembro deste ano, o segmento perdeu 236 mil beneficiários, queda 0,5% maior em relação ao trimestre anterior. Enquanto em setembro e 2014, o setor apresentou crescimento de 2,75% em relação ao ano de 2013, a taxa apresentou decréscimo de 0,3% no mesmo período deste ano. Segundo a Agência Brasil, essa é a primeira redução, em termos anuais. A FenaSaúde atribui a "acentuada" queda à atual situação econômica do país, em especial à retração do mercado de trabalho e do rendimento real dos brasileiros. Entretanto, o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) considera que a análise do período anual mostra estabilidade no setor. “Avaliamos que, na comparação anual, que não sofre influência de efeitos sazonais como na análise trimestral, a queda de 0,3% representa uma quase estabilidade, o que demonstra a resiliência desse setor em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e até ao nível de emprego”, defende.

Comente agora
24
Out
Pesquisa australiana diz que cesárea não afeta a saúde do bebê
Postado por: Anacley Souza / 11:31h

Pesquisas de longa data tem mostrado que crianças nascidas de cesárea são mais propensas a terem problemas sérios de saúde do que as que nasceram de parto normal. Mas, um novo estudo de pesquisadores da Universidade La Trobe, em Melbourne, Austrália, contestaram isso, dizendo que a cesariana não é necessariamente a responsável pela má saúde das crianças.O estudo acompanhou 5100 crianças e descobriu que havia pouca consistência sobre problemas de saúde em crianças nascidas através de cesariana. Em vez disso, eles disseram que problemas como obesidade eram mais prováveis em crianças nascidas de mães obesas.“Quando levamos em conta fatores relacionados ao nascimento, desvantagem social, peso materno e aleitamento, encontramos algumas associações entre a cesareana e o parto da criança”, diz Elizabeth Westrupp, responsável pela pesquisa e pesquisadora da Escola de Enfermagem da Universidade La Trobe.

Enquanto o resultado dessa pesquisa é uma boa notícia para mães que precisaram passar pela cirurgia para dar à luz, é recomendável que as cesáreas só sejam feitas com indicação médica, já que o procedimento pode apresentar risco para mães. “Só de o corpo ter que passar um procedimento cirúrgico, coisas ruins podem acontecer, embora em alguns casos ele seja necessário para salvar a vida da mãe e do bebê”, afirmou o Dr. Aaron Caughey, médico presidente do departamento de obstetrícia e ginecologia na Oregon Health & Science University, em Portland.

Comente agora
24
Out
Homossexuais ainda são impedidos de doar sangue
Postado por: Anacley Souza / 09:04h

No dia 16 de setembro, a Argentina se juntou a países como Chile, Espanha, Itália, México, África do Sul e até a conservadora Rússia e retirou uma restrição que dificultava a doação de sangue por homossexuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), outras nações, como Alemanha, Dinamarca, França, Israel, Suíça e o Brasil, por exemplo, mantêm esse veto. O estigma da década de 80, quando o vírus HIV era associado aos homens gays, prevalece até hoje. Mais de 50 países não permitem que homossexuais doem sangue em seus hemocentros. No Brasil, a resolução 153 da Anvisa considera que “homens que fizeram sexo com outros homens nos 12 meses que antecedem a triagem clínica devem ser considerados inaptos temporariamente para a doação de sangue”. Embora a agência, vinculada ao Ministério da Saúde, deixe claro que a seleção clínica “não seja baseada em preconceitos, idiossincrasias ou conceitos morais”, na prática, a restrição esbarra exatamente nisso. Em 2014, João* tinha um parente internado que precisava de sangue. Ele tentou doar no mesmo hospital onde o membro da família se encontrava, mas, logo na entrevista, foi dispensado, não sem antes ouvir injúrias. Assim como no Brasil, os Estados Unidos também mantêm a restrição de 12 meses sem relação sexual para homens gays.

Comente agora
24
Out
Quantas pintas você tem? número de pintas no braço indica alto risco de câncer de pele
Postado por: Anacley Souza / 08:09h

Olhe para seu braço direito e conte quantas pintas há nele. O resultado pode indicar se você tem ou não mais risco de ter câncer de pele. Quem diz é um novo estudo britânico.

Pintas que indicam câncer de pele : Um estudo realizado pelo King's College London e publicado no British Journal of Dermatology avaliou um grupo de mais de 3.000 mulheres gêmeas por um período de oito anos. Além de realizar a contagem de pintas em diferentes partes do corpo, os responsáveis pelo estudo colheram informações como tipo de pele e presença de sardas. Em seguida, eles fizeram o mesmo teste com um grupo de 400 homens e mulheres com melanoma.Ao final foi descoberto que as mulheres que tinham 7 pintas ou mais no braço direito tinham grandes chances (9 vezes maior que mulheres com número menor de pintas no local) de ter mais de 50 pintas no corpo. Já as mulheres com mais de 11 pintas no braço tinham grande probabilidade de ter mais de 100 dessas marquinhas no corpo. Ter mais de 100 pintas no corpo significa ter risco maior para desenvolver câncer de pele, pois de 20% a 40% dos melanomas se originam de sinais pré-existentes.

Pintas no braço, como contar : Para saber se você tem mais ou menos de 11 pintas no braço considere apenas aquelas que forem circulares, uniformes e de tonalidade marrom escura. Ignore sardas, que costumam ser um pouco mais claras e ter bordas irregulares. Caso sua contagem de maior ou igual a 11, consulte um dermatologista.

Comente agora
24
Out
Especialista alerta para incidência de artrite crônica em 60% dos pacientes de chikungunya
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:59h

A ocorrência de dor nas articulações é um dos mais conhecidos sintomas causados pelo vírus Chikungunya, com duração média de duas a três semanas. O que a maioria das pessoas não sabe é que cerca de 60% dos pacientes desenvolvem artrite crônica, que perdurará durante anos, como consequência da enfermidade. Transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, a febre chikungunya causou recente epidemia na Bahia, iniciada em setembro de 2014, com registro de mais de 9 mil casos, segundo boletins da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). "As pessoas apresentam um quadro de dor nas juntas que, com uma ou duas semanas, desaparece. No entanto, existe um número grande de pessoas que vai passar mais de seis semanas com dor nas articulações", afirmou o reumatologista Jozélio de Carvalho, do Centro Médico do Hospital Aliança. "Em todo lugar que acontece epidemia de chikungunya, acontece isso. No Brasil, isso está acontecendo agora", completou. Os municípios baianos mais atingidos pela chikungunya foram Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Ribeira do Pombal, Amélia Rodrigues, Valente, Camaçari, Salvador, Simões Filho, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Nova Fátima e Pé de Serra. Atualmente, o registro de casos é consideravelmente inferior. De acordo com o especialista, as dores nas articulações são muito limitantes para o paciente e é necessário tratamento específico. "É preciso procurar o infectologista, que acompanha desde o início do tratamento [da chikungunya], ou um reumatologista. Se já é um quadro crônico, sugiro que a pessoa procure diretamente um reumatologista", alertou Carvalho.

Comente agora
23
Out
O número de beneficiários de planos de saúde está diminuindo no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:36h

O número de beneficiários de planos de saúde vem diminuindo no país. Apenas no terceiro trimestre, entre julho e setembro deste ano, o segmento perdeu 236 mil beneficiários, uma queda de 0,5% em relação ao trimestre anterior. Dados anualizados mostram a desaceleração do setor. Há um ano, em setembro de 2014, o setor apresentou crescimento de 2,75% em relação ao ano imediatamente anterior. Essa taxa veio caindo a cada trimestre e foi negativa em setembro deste ano (0,3%). É a primeira redução, em termos anuais, ao longo da série histórica. Em setembro, o país contava 50,3 milhões de pessoas com plano de saúde, redução de 0,5% com relação ao trimestre anterior. Por outro lado, os planos exclusivamente odontológicos apresentaram alta de 5%, chegando a 21,9 milhões de beneficiários. De acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), a queda pode ser atribuída à atual conjuntura econômica do país. A desaceleração registrada nos planos médicos pode ser atribuída ao momento econômico do país, em especial à retração do mercado de trabalho e do rendimento real dos brasileiros, resultado de ajustes feitos por alguns segmentos empresarias.

Comente agora
23
Out
Dieta mediterrânea contribui para deixar cérebro mais jovem, sugere estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:25h

Uma pesquisa recém-publicada na revista Neurology revelou que a dieta mediterrânea é capaz de conservar a juventude do cérebro na velhice. Estudos anteriores já tinham estabelecido relação entre este tipo de alimentação rica em frutas, verduras, grãos integrais e gorduras saudáveis à redução do risco de desenvolver Alzheimer e outras doenças degenerativas do cérebro. Entretanto, a nova pesquisa focou em idosos com função cognitiva normal, para verificar se a dieta poderia estar ligada a uma menor perda de células do cérebro durante o envelhecimento. Para chegar a este resultado, os especialistas analisaram a alimentação de 674 idosos. Logo depois, os participantes foram submetidos a exames de ressonância magnética de seus cérebros. A autora do estudo Yian Gu, da Universidade de Columbia em Nova York, afirmou para a revista “Newsweek” que aqueles que tinham uma alimentação dentro da dieta mediterrânea apresentavam maior volume cerebral total, além de mais matéria cinzenta e branca.

Comente agora
23
Out
DIU de cobre X DIU hormonal. Descubra a diferença entre os dois métodos contraceptivos
Postado por: Anacley Souza / 16:55h

Os anticoncepcionais intra-uterinos, mais conhecidos pela sigla DIU (dispositivo intra-uterino), são, atualmente, um dos métodos mais seguros e eficazes para evitar uma gravidez. Estudos mostram que em 5 anos de uso, a taxa de sucesso contraceptivo do DIU é de 99,3%, mais elevada que a maioria dos outros métodos anticoncepcionais reversíveis, incluindo a pílula e a camisinha. Apenas métodos não reversíveis, como a laqueadura tubária, apresentam eficácia. Quando o DIU contém o hormônio progesterona, ele costuma ser chamado de SIU, sigla para sistema intra-uterino. O SIU também é conhecido como DIU hormonal ou DIU Mirena, que é o nome comercial do SIU. Neste artigo vamos abordar as principais questões sobre o uso do DIU e do SIU. Como o DIU e o SIU têm mecanismos de ação muito semelhantes, a partir deste ponto vou usar preferencialmente o termo DIU para descrever ambos dispositivos. Quando houver alguma particularidade do DIU que não se aplique ao SIU ou vice-versa, eu deixarei isso claro.

Existem poucas contra-indicações absolutas ao uso do DIU. As principais são:

  1. – Anormalidades anatômicas do útero: útero bicorno, estenose cervical e grandes miomas que distorçam a cavidade uterina são fatores que impedem o uso do DIU.
Comente agora
23
Out
Banana pode ter a cura para gripe, hepatite C e AIDS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:00h

Uma substância que originalmente se encontra na banana e que terá sido manipulada cuidadosamente em laboratório poderá servir para tratar uma série de vírus. É o que sugere um estudo publicado na revista científica Cell. Os investigadores apontam que a substância presente na banana, a lectina (ou ‘BanLec’), quando manipulada adequadamente, pode ajudar a desenvolver fármacos, aproveitando o ‘código do açúcar’ que as células humanas usam para se comunicar. Esta substância manipulada em laboratório ‘BanLec’ funciona ‘colando-se’ às moléculas de açúcar encontradas na superfície de alguns dos vírus mais mortais do mundo. A partir do momento em que esta droga bloqueia o vírus, torna-se inofensiva – e pode ser facilmente eliminada pelo sistema imunológico do corpo. O ‘BanLec’ foi descoberto pela primeira vez há cinco anos. No entanto,nos testes realizados foi comprovado que provocava efeitos secundários como irritação e inflamação. Mas, a nova versão desta substância agora testada, chamada H84T, conseguiu, em testes realizados em ratos, parar a gripe, sem aumentar a inflamação. Como reporta o Daily Mail, os investigadores estão muito animados com esta evolução e esperam em breve poder testar esta substância em humanos, uma vez que é urgente encontrar uma cura para doenças como a gripe, a hepatite C e a AIDS. Apesar desta substância se encontrar naturalmente na banana os pesquisadores sublinham que comer bananas não tem os mesmos efeitos benéficos, uma vez que a substância é uma versão modificada do químico encontrado na fruta.

Comente agora
23
Out
7 fatores que aumentam as chances de sofrer um aborto espontâneo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:05h

O médico especialista em reprodução humana Fábio Cabar explica que a partir da terceira perda gestacional o quadro já é chamado pelos especialistas de aborto de repetição. Mesmo que a causa não seja identificada em mais de 50% dos casos, pesquisas apontam que alguns fatores podem ter relação com o problema. O site Bolsa de Mulher destaca que alterações genéticas ou cromossômicas, carência de vitaminas D, alteração na produção do hormônio progesterona, hereditariedade, trombofilia, má formação uterina e miomas estão entre as principais causas do aborto de repetição. No entanto, o especialista esclarece que embora as causas não sejam detectadas na maioria dos casos, determinados hábitos podem influenciar sobre esses fatores e aumentar as chances de abortar. São eles:

1. Consumo excessivo de álcool

2. Consumo excessivo de cafeína

3. Tabagismo

Comente agora
23
Out
Estudantes de Medicina só ocupam 54% dos postos de residência
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:00h

Embora o número de vagas de residência no País seja menor do que o número de estudantes que se formam em Medicina todos os anos, somente 54% dos novos postos abertos entre 2014 e 2015 no País foram preenchidos, segundo dados do Ministério da Educação obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo. O cálculo foi feito com base nas taxas de ocupação de programas de residência de dez das principais especialidades médicas. Juntas, cirurgia geral, dermatologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, urologia, pediatria, medicina da família e comunidade, cancerologia e radiologia tiveram 24.254 vagas de residência criadas entre o ano passado e este ano, o equivalente a um terço de todos os postos do País. Desse número, apenas 13.194 vagas foram ocupadas. O MEC não informou a taxa de ocupação de todos os programas de residência existentes no País, mas, segundo a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), mesmo quando consideradas todas as especialidades, a taxa se mantém em torno de 55%. "Uma série de fatores contribui para essa alta taxa de ociosidade. Um deles é a baixa qualidade de alguns programas de residência, o que afasta os médicos.

Comente agora
23
Out
Mulher com câncer rejeita quimioterapia e bebe urina
Postado por: Samile Macedo / 07:25h

Uma das formas de tratamento para pacientes com câncer é a quimioterapia, certo? Uma inglesa com câncer de mama se recusa a acreditar em tal tratamento e ela busca a sua cura bebendo a sua própria urina.Sam Ravelle, de 41 anos, disse ao "Mirror" que além da urina faz uso de medicamentos homeopáticos, ervas e suplementos. Ela contou que não acredita na quimioterapia e acredita que ela seja tóxica ao organismo humano. Diagnosticada com câncer em 2012, Sam começou uma pesquisa sobre o tratamento da doença e concluiu que a quimioterapia não é exclusiva para células cancerosas. Além disso, a inglesa afirma que o tratamento atinge células saudáveis, gerando problemas no sistema imunológico. E foi a partir dessas pesquisas que Sam descobriu a "terapia da urina". Ela explicou à publicação que ingere a própria urina cerca de cinco vezes em períodos de três a quatro dias e tudo fica melhor. Ela revelou que também faz jejuns consumindo só água e urina para reiniciar o sistema imunológico. A inglesa explicou que esse processo limpa o organismo e a livra das células danificadas. Sam afirmou que, nos períodos em que não come nada, a urina não tem gosto. Ela descreve como um liquido cristalino, como água da chuva e rejeita a a ideia de cirurgia. (iG)

Comente agora
23
Out
Deputados querem abrir CPI da 'pílula do câncer'
Postado por: Samile Macedo / 07:03h

Com a assinatura de 42 deputados, dez a mais que o número necessário, foi protocolado nesta quinta-feira, 22, na Assembleia Legislativa de São Paulo requerimento de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando a apurar a demora do Estado em realizar testes com a fosfoetanolamina - substância produzida pela Universidade de São Paulo (USP) no câmpus de São Carlos, que supostamente teria eficácia contra o câncer. Pacientes estão recorrendo a liminares na Justiça para obter as "pílulas do câncer" desde que a USP deixou de distribuir a substância a quem procurava. De acordo com o deputado Rafael Silva (PDT), autor da proposta, os últimos dias têm sido marcados pelo embate entre quem afirma que o composto não surte efeito e dezenas de famílias que asseguram que a ingestão da substância é uma grande arma contra a doença. "O professor aposentado da USP Gilberto Orivaldo Chierice, responsável por trabalhar por quase duas décadas com a produção dessa substância, afirma que órgãos estaduais e federais não tiveram interesse em apoiar a continuidade dos estudos para a regulamentação do composto pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)", afirma o parlamentar. Segundo Silva, além de buscar entender as razões pelas quais os estudos e análises clínicas não aconteceram até hoje, a CPI pretende levar os órgãos do governo a uma ação imediata para avançar com as pesquisas e liberar o uso do produto. O deputado já conversou com lideranças de bancadas e acredita que pode haver consenso para que a instalação da CPI seja antecipada, em virtude da relevância do assunto. "Nesse caso, estamos tratando de vidas que podem ser salvas, ou não", disse. 

Comente agora
22
Out
Você sabia que antibióticos fazem crianças engordar?
Postado por: Anacley Souza / 23:40h

Uma investigação recente da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos, vem lançar mais um alerta sobre o uso regular de medicamentos. Segundo o estudo, publicado no jornal International Journal of Obesity, tomar frequentemente este tipo de fármacos faz com que as crianças engordem, podendo o ganho de peso chegar aos 1,5 quilos. Depois de analisarem os dados de saúde de 163,820 crianças, com idades entre os três e os 18 anos, e de os cruzarem com as informações sobre o uso de antibióticos, os investigadores norte-americanos notaram que aqueles que consumiam até sete vezes mais estes fármacos apresentavam um peso superior dos restantes investigados. Mas este não foi o único aspecto que chamou a atenção dos cientistas. Diz o site da revista Time que os antibióticos provocaram nas crianças um ganho de peso quase imediato, sendo que depois voltavam ao normal assim que deixavam de consumir o fármaco. Em causa, explicam os investigadores, está o fato de os antibióticos poderem “acabar” com todo o microbioma intestinal, o que acaba por aniquilar as bactérias presentes nos intestinos que são boas e fundamentais para a saúde.

Comente agora
22
Out
Campanha em prol da doação de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea foi realizada em S. A. de Jesus
Postado por: Ellen Rocha / 21:23h

Em entrevista ao Voz da Bahia o diretor do Hemoba de Santo Antônio de Jesus Dr. Alexandre Lira relatou como foi a campanha para doação de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea realizada nos dias 21 e 22 de Outubro onde o Hemóvel que esteve localizado na Praça Pirajá, próximo a biblioteca municipal contou com a presença de vários doadores. “Ano passado o número de pessoas foi enorme, nós tivemos acima de mil doações para medula óssea, mas mesmo assim nesse ano nós estamos conseguindo um ótimo número”, afirma. Sem poupar elogios para a população santoantoniense, Dr. Alexandre afirma que os munícipes são solidários, “eles são conscientes e sabem o valor de uma doação”, ressalta. Em seguida ele conclui em agradecimento ao Voz da Bahia, “além de agradecer a população em si, estou imensamente grato pelo Portal Voz da Bahia por sempre está divulgando, desse modo vocês são captadores de doação e isso é o que nos move”, pontuou. Quem quiser continuar doando é só se dirigir ao Hemoba localizado ao lado do Hoapital Regional.

Reportagem e fotos Voz da Bahia/ Marcello Dial

Comente agora
22
Out
Publicada portaria de institui política de estímulo a transplantes e doações
Postado por: Anacley Souza / 18:32h

A portaria que institui a política estadual de incentivo à doação de órgãos e tecidos e de apoio a transplantes na Bahia foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22). Mais de R$ 10 milhões, de recursos do governo, estão previstos como investimento, com objetivo de diminuir as filas de espera por transplante. Segundo o governo, a verba será usada para reduzir, em prazo de um ano, as dificuldades na realização de transplantes, como o estímulo financeiro para as equipes médicas e hospitais, bem como com o investimento em equipamentos, exames e medicamentos de alto custo na capital e exterior. Em relação às metas, o governo apontou que pretende triplicar a doação e o transplante de córnea no primeiro ano, dobrar a doação de órgãos sólidos no primeiro ano, aumentar em 50% o número de transplantes de órgãos sólidos a partir de 2016 e nos anos seguintes, até zerar a fila de espera. De acordo com o governo, está prevista a realização de procedimentos que não eram feitos na Bahia, como o transplante cardíaco, que não era realizado desde 2009 e será retomado no Hospital Ana Nery. O governo informou que dois mil baianos estão na fila de espera por transplante de órgão e a expectativa é reduzir o número no caso de córnea, até zerar a fila de espera. Na Bahia, cerca de 70% das famílias com parentes em morte encefálica negam a doação e atividades com o foco educacional estão previstas.

Comente agora
22
Out
Nutricionista: 5 motivos para comer macarrão sem culpa
Postado por: Ellen Rocha / 17:42h

Pode ser espaguete, penne, fusilli, talharim, conchiglione, farfalle, entre tantos outros formatos. Não importa qual o tipo ou a combinação do molho, uma coisa é certa: a famosa macarronada é um dos pratos mais tradicionais na mesa das famílias e ganhou uma data especial – 25 de outubro, Dia Mundial do Macarrão.Para você se entregar sem culpa às delícias de uma boa massa, Beatriz Botéquio, nutricionista da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), lista cinco razões para comprovar que macarrão é saudável:

1. Macarrão não engorda Um dos maiores enganos sobre o alimento é que ele engorda por ser rico em carboidrato. Considerando que a alimentação diária é dividida em cinco refeições – café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar – uma porção de macarrão, equivalente a quatro colheres de sopa (105g), pode estar presente no almoço ou no jantar e fornece aproximadamente 180kcal. Os acompanhamentos consumidos com a massa é que podem acrescentar muitas calorias, portanto, é importante ficar atento ao tipo de molho utilizado. Evite os que são à base de queijo e creme de leite, prefira os molhos de tomate.

2. É sinônimo de saúde O macarrão é fonte de carboidratos e deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Segundo a recomendação do Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde, de 55% a 75% do total de calorias ingeridas diariamente devem ser provenientes do carboidrato, ou seja, de cinco a seis porções diárias.

Comente agora
22
Out
Nutrição e exercício físico são segredo para combater osteoporose
Postado por: Ellen Rocha / 15:10h

Enfraquecimento da massa óssea, aumento do risco de fraturas e fraqueza. Este são apenas algumas das consequências da osteoporose, a doença silenciosa que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.No combate – ou pelo menos na prevenção – à doença, é fundamental apostar numa alimentação adequada e na prática de exercício físico desde cedo. A nutrição, por si só, desempenha um papel fundamental, principalmente quando se aposta em alimentos ricos em vitamina D. Contudo, nada se faz apenas com a ajuda do 'garfo'. O exercício físico moderado é igualmente importante para uma boa saúde óssea e para a prevenção do aparecimento da doença, lê-se no site do El Confidencial. De acordo com a publicação, que consultou alguns especialistas espanhóis, existem alimentos-chave que devem fazer parte da dieta diária, são eles os peixes gordos (atum, cavala, sardinha e salmão), os produtos lácteos, as verduras e legumes (em especial o espinafre, os brócolis e a acelga). E como os ossos precisam de cálcio, é crucial incluir alimentos ricos neste nutriente. Em relação às atividades físicas, o seu contributo é feito no reforço da densidade óssea e também no reforço da massa muscular, fundamental para proteger os ossos de possíveis fraturas. O treino de força e a natação são os mais indicados, em especial entre as pessoas com mais idade.

Comente agora
22
Out
Cuidado paliativo precoce aumenta sobrevida de pacientes de câncer
Postado por: Samile Macedo / 12:29h

Nos casos graves de câncer, a administração de cuidados paliativos -- que buscam melhorar o bem estar do paciente mas não estão diretamente ligados ao tratamento do tumor -- não apenas melhoram a qualidade de vida dos pacientes mas com que eles vivam um pouco mais. A conclusão saiu de um teste clínico conduzido em três centros de pesquisa dos Eestados Unidos, liderado pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York, que acompanhou 207 pacientes. O estudo, publicado na revista médica "Journal of Clinical Oncology", constatou que a taxa de sobrevida um ano após o início do teste era de 63% para os pacientes que começaram a receber cuidados paliativos logo de cara, enquanto para os pacientes que tiveram um atraso de três meses a taxa foi de 48%. Em outras palavras, ocorreu uma melhora de 15% na medida de sobrevida pós-1-ano para quem entrava cedo no programa paliativo. Apesar de seu efeito na sobrevivência dos pacientes, o intervalo para iniciar os cuidados específicos, não influenciou muito as medidas de bem estar dos pacientes ao fim do período de acompanhamento, dizem os cientistas. Os pesquisadores ainda não sabem exatamente quais mecanismos dos cuidados paliativos influenciam na sobrevida. Uma das possibilidades, afirmam os cientistas, é que a entrada no programa de cuidados paliativos tenha influenciado decisões dos pacientes sobre a quais tratamentos eles deveriam aderir. Para a diretora do serviço de cuidados paliativos do Hospital do Servidor Público de São Paulo, Goretti Maciel, o resultado do estudo com pacientes de câncer está alinhado com o que vem se verificando em outras especialidades da medicina. (G1)

Comente agora
22
Out
O que você não sabe sobre as olheiras
Postado por: Samile Macedo / 08:02h

Apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, as olheiras não são sempre resultado de noitadas até tarde ou de noites mal dormidas. Muitas pessoas até dormem sete ou oito horas por noite e se sentem cheias de energia pela manhã e mesmo assim têm olheiras. O site Elite Daily reuniu cinco coisas que deve saber sobre as olheiras. E como se ver livre delas. As olheiras aparecem porque a pele debaixo do olho é extremamente fina e delicada. Geralmente as olheiras com que acorda são azuis, devido à concentração de sangue oxigenado debaixo do olho. Se dormiu demais, esta cor fica mais escura. Já as olheiras castanhas têm mais a ver com a pigmentação da pele e se devem aos seus genes, ao fato de esfregar os olhos ou à exposição solar. As olheiras podem revelar mais sobre a sua idade, as horas que dorme, a dieta ou alergias. Dormir pouco pode fazer com que fique com olheiras mais acentuadas. Mas, por vezes as olheiras se devem a algum tipo de inflamação provocada pela sua dieta e é por isso que deve comer frutas e vegetais ricos em anti-inflamatórios e antioxidantes. A idade também acentua as olheiras, uma vez que a pele vai perdendo elasticidade. As alergias também o podem deixar com olheiras e nesse caso deve tomar um anti-histamínico.

Comente agora
22
Out
Projeto que dificulta aborto em caso de estupro é aprovado em comissão
Postado por: Samile Macedo / 07:01h

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 21, um projeto de lei que dificulta o acesso ao aborto legal para vítimas de estupro. De autoria do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a proposta condiciona a permissão da interrupção da gravidez à comprovação de um exame de corpo de delito e um comunicado à autoridade policial. No texto atualmente em vigor, não há uma referência expressa sobre a necessidade de provas da violência sexual. O projeto também torna crime induzir e orientar gestantes ao aborto. "Se aprovado, o texto trará mais dificuldades para as vítimas de violência", afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS). O relator do projeto, deputado Evandro Gussi (PV-SP) discorda. Para ele, a proposta torna apenas mais clara as regras já existentes. "Aborto não é um direito. É uma exceção. E a existência da prova do estupro sempre foi exigida." A justificativa da proposta do projeto é "refrear a prática do aborto, que vem sendo perpetrada sob os auspícios de artimanhas jurídicas". "São vários os mecanismos apresentados no texto para dificultar o acesso. É um claro retrocesso nos direitos das mulheres", avaliou Maria do Rosário. O texto classifica como crime a venda ou entrega de substância e objeto que possam ser usados para provocar aborto. A pena é de 6 meses a 2 anos. Se o crime for cometido por agente de serviço público de saúde, a pena prevista é maior: 1 a 3 anos. "É uma clara forma de intimidação", disse Maria do Rosário. Para Gussi, o texto deixa claro que o profissional de saúde está preservado nas exceções previstas na lei. No Brasil, o aborto é crime, com três exceções: quando a gravidez trouxer risco de vida à paciente, quando a gravidez for fruto de estupro ou quando o feto é anencéfalo. 

Comente agora
21
Out
Dr. Jorge Lima deixa HRSAJ para assumir Hospital Geral de Itaparica
Postado por: Anacley Souza / 23:51h

Dr. Jorge Lima irá assumir a diretoria do Hospital Geral da Ilha de Itaparica. Lima que exerceu o cargo de diretor médico do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus) esteve em apoio à última greve dos médicos da Instituição o que pode ter levado a sua substituição. Lima também era muito ligado ao ex-diretor Alex Costa. A sua saída oficial do HRSAJ está prevista para a próxima sexta-feira (23).

  1. Redação Voz da Bahia
Um comentário
21
Out
Estudo sugere que apneia do sono causa mais problemas às mulheres
Postado por: Anacley Souza / 23:48h

De acordo com nova pesquisa, a apneia do sono pode ser ainda mais perigosa para as mulheres do que para os homens. Estudos epidemiológicos vincularam a apneia do sono a doenças cardíacas entre os homens, mas as diferenças no risco para homens e mulheres foram pouco exploradas. Para o estudo atual, os pesquisadores mensuraram a qualidade do sono eletronicamente em 737 homens e 879 mulheres, com idade média de 63 anos, sem doenças cardiovasculares no começo do estudo. Eles também investigaram a presença de troponina T, proteína que pode ser liberada na corrente sanguínea se o coração sofrer uma lesão, e cuja presença em pessoas saudáveis costuma indicar risco aumentado de doença cardíaca. Os pesquisadores acompanharam os participantes durante 14 anos, registrando eventos de aterosclerose coronariana, infarto e morte provocada por doença cardiovascular ou por outras causas. O estudo foi publicado em "Circulation". A apneia do sono obstrutiva estava associada independentemente ao aumento de troponina T, ao infarto e à morte em mulheres, mas não em homens. E nas mulheres, mas não nos homens, a apneia do sono estava ligada ao coração dilatado, outro fator de risco para doença cardiovascular. "A maioria das pessoas que tem apneia do sono acumula diversos outros riscos de doença cardíaca", afirmou o autor principal do estudo, Dr. Amil M. Shah, professor assistente de medicina em Harvard. "Porém, em mulheres, a relação entre apneia do sono e doença cardíaca persistia mesmo após a contabilização de outros riscos."

Comente agora
21
Out
Tomar uma aspirina por dia pode ajudar a engravidar, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 20:03h

Milhões de pessoas já tomam aspirina regularmente para diminuir o risco de câncer, de ataque cardíaco e de AVC. Agora uma pesquisa sugere também que o remédio pode contribuir para a fertilidade da mulher. O Dr. Richard Paulson, vice-presidente da American Society for Reproductive Medicine e um dos mais reconhecidos especialistas em fertilidade, ressalta que todas as mulheres que querem engravidar deviam tomar uma pequena dose de aspirina por dia para aumentar as suas probabilidades de procriar. Isto porque, conta o Mirror, este medicamento aumenta a espessura do útero, reduzindo a inflamação nas células e aumentando o fluxo de sangue. “A aspirina é a droga do milênio. Aumenta o fluxo do sangue para a pélvis e aumenta a espessura endométrica.” Estas sugestões surgem depois da realização do seu estudo que além de perceber que a aspirina pode ajudar as mulheres a engravidar pela primeira vez também concluiu que esta substância auxilia as mulheres que sofreram um aborto a engravidar outra vez e a levarem a gravidez até ao fim com sucesso. O Dr. Paul e o seu grupo pesquisadores estudaram a reação em relação a ingestão diária de aspirina em 1200 mulheres americanas entre os 18 e os 40 anos.

Comente agora
21
Out
Santa Casa de Valença participa de audiência pública
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:05h

Em busca de manter a qualidade e as atividades realizadas pela Santa Casa de Misericórdia de Valença, a Tribuna da Câmera de Vereadores do município abriu espaço na última terça-feira (20), para tratar da crise financeira que tem tomado conta da instituição. O provedor Guido Magalhães pediu apoio aos vereadores para que a instituição seja liberada, mensalmente, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do pagamento da conta de água. Ainda durante a audiência, foi mencionado o contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Valença e a Santa Casa de apoio no valor de R$ 20 mil por mês. O dinheiro é destinado ao pagamento de médico plantonista para o pronto-socorro da instituição. Em julho deste ano foi realizada uma ação promovida pela sociedade chamada “Abraçaço”, quando foi assinado um Protocolo de Intenções com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e discutiu-se a proposta de um incremento mensal de R$ 392 mil. O contrato foi publicado nessa terça-feira (20). (BN)

Comente agora
21
Out
Conheça os dez benefícios do pepino
Postado por: Ellen Rocha / 17:26h

Quando o assunto é saúde, segundo o Huffington Post, o pepino é um potencial antidiabético, tem efeitos antioxidantes, detox, calmantes e ainda ajuda a prevenir a prisão de ventre.

Dez benefícios que o pepino representa para a saúde:

1. Ajuda a manter a hidratação. O pepino é 95,2% água, o que significa que cada vez que come pepino, este alimento vai ajudar o seu corpo a manter-se hidratado.

2. Contribui para a saúde cardiovascular. O pepino contém potássio, que ajuda a baixar a tensão arterial. Um estudo sugere até que ao aumentar a ingestão de potássio reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

3. Protege o cérebro de doenças neurológicas. Uma substância anti-inflamatória chamada fisetina está presente no pepino, tal como nos morangos e nas uvas, e pode contribuir para a saúde cerebral. Um estudo sugere que esta substância tem a capacidade de reduzir o impacto das doenças neurológicas provocadas pelo envelhecimento na função cerebral.

Comente agora
21
Out
Ecocardiografia Fetal, o exame que salva vidas, agora em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:07h

A ecocardiografia fetal é um exame que permite avaliar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do feto ainda durante a gravidez. O exame não oferece risco para a gestante ou para a criança, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais. Dessa forma, certas doenças – como determinadas formas de arritmia – já podem ser tratadas dentro do útero da mãe. O diagnóstico complementa a avaliação do ultrassom morfológico, uma vez que é realizado por um cardiologista pediátrico e fetal especializado, e também possibilita o planejamento do parto para receber e tratar devidamente o recém-nascido que apresenta doenças cardíacas congênitas como a transposição das grandes artéria e a hipoplasia do VE ou do VD. Essas doenças requerem correção cirúrgica imediatamente após o nascimento. No caso das formas de arritmia fetais que podem ser tratadas dentro do útero, o ecocardiograma fetal diagnostica e acompanha a resposta do feto ao tratamento, sendo ferramenta importantíssima no pré-natal das gestantes. O exame pode ser realizado através do abdômen materno a partir de 20 semanas, embora a melhor época seja por volta de 24 semanas de gestação. A Clínica IAM (Instituto de Assistência à Mulher), pioneira em nível regional em ultra-sonografia 3D/4D oferece a mais alta tecnologia a serviço da vida. Agora com Ecocardiografia Fetal. Venha viver essa alegria. O serviço de ecocardiografia fetal do IAM – Instituto de Assistência à Mulher está localizado na Urmec, Santo Antônio de Jesus, Bahia. Mais informações e marcação do exame através dos telefones (75)3311-3771/3311-3772/ 3311-3773.

Um comentário
21
Out
Gripes e resfriados são as principais causas de afastamento do trabalho
Postado por: Ellen Rocha / 16:18h

A gripe e o resfriado são doenças que podem atingir pessoas de faixas etárias diferentes. Os agentes causadores são distintos, mas ambas necessitam de tratamento e cuidados especiais para evitar complicações dos males.Isso porque, a intensidade dos sintomas pode atrapalhar o rendimento de alguns indivíduos no ambiente de trabalho. Um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou que, no último mês de junho, 17,8% dos brasileiros já se ausentaram do escritório devido a estes episódios. Principalmente nos quadros de gripe, onde os sintomas são intensos desde o seu início. “A diferença entre ambas as doenças está no tipo de vírus que as causam. Enquanto o resfriado é provocado por diferentes tipos de vírus, sendo o mais comum o Rhinovirus, a gripe é transmitida apenas pelo vírus Influenza (A, B e C)”, descreve a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason. De acordo com a médica, as doenças possuem sintomas parecidos, como congestão e a obstrução nasal e a coriza.

Comente agora
21
Out
Proteína do café pode ter efeitos analgésicos semelhantes à morfina
Postado por: Ellen Rocha / 15:10h

Investigadores brasileiros identificaram um fragmento de proteína no café com efeito analgésico mais forte e mais duradouro do que a morfina, usada no tratamento da dor crônica, anunciou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).A descoberta foi descrita numa tese de doutoramento do biólogo molecular Felipe Vinechy, que anunciou a existência nos grãos de café de sete diferentes partículas de proteínas, que possuem propriedades analgésicas e ansiolíticas idênticas às da morfina. O trabalho de fim de curso do biólogo molecular foi desenvolvido no quadro de um projeto integrado da Embrapa, empresa vinculada ao Ministério brasileiro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Universidade de Brasília. Ambas entidades já solicitaram as patentes sobre as sete diferentes partículas de proteínas isoladas, assegurou em nota a Embrapa que, em 2004, criou um banco de dados com a descrição completa do genoma do café que inclui 200 mil sequências genéticas, 30 mil das quais já identificadas, e que agora contribuíram para a nova descoberta.

Comente agora
21
Out
Sabia que 90% dos casos de AVC podem ser evitados com prevenção
Postado por: Ellen Rocha / 14:11h

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é atualmente a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de sequelas incapacitantes em adultos no mundo todo. O conhecimento básico, por parte da população, sobre o que é a doença, como caracterizá-la, seus riscos, como preveni-la ou tratá-la é fundamental para reduzir a mortandade em função do problema.Conhecida popularmente como derrame, a doença pode se caracterizar pelo surgimento de um quadro neurológico súbito causado por um entupimento ou pela interrupção do fluxo do sangue nas artérias do sistema nervoso central, podendo ser provocada pela formação de um coágulo. Esse, o mais comum, é chamado de isquêmico e representa 85% dos casos.Outro tipo, menos frequente, é o hemorrágico, que acontece devido ao rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo. A falta ou restrição de sangue pode provocar lesão ou morte celular, assim como danos nas funções neurológicas. "É uma doença grave, porém com boa possibilidade de prevenção. A melhor maneira de prevenir um AVC é a detecção e correção dos fatores de risco com a adoção de hábitos mais saudáveis no dia-a-dia", alerta o Dr. Carlos Scherr, mestre e doutor em cardiologia e especialista na área pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Comente agora
21
Out
SAJ: Médico explica motivo de receitar Chá de Espinheira Santa e Leite de Magnésio para alguns pacientes
Postado por: Samile Macedo / 13:30h

No início desta semana, alguns cidadãos de Santo Antônio de Jesus denunciaram estar descontentes com o profissional médico da unidade de saúde do Bairro São Paulo, o qual segundo o relato receitava a maioria dos pacientes o seguinte remédio natural: Chá de Espinheira Santa e Leite de Magnésia. Nesta quarta-feira (21) em entrevista a uma emissora de Rádio local, o clínico-geral, Dr. Roberto Dantas explicou que após a industrialização dos alimentos foram colocados durante seu processamento resíduos que ficam instalados no intestino após o consumo, os quais são prejudiciais à saúde e o Leite de Magnésio é responsável por fazer uma limpeza no organismo e neutralizar a acidez estomacal. “Antes de passar o medicamento é preciso tirar os resíduos que estão no organismo e o Leite de Magnésio faz isso, ou seja, é um tratamento preventivo para haver uma absorção maior dos medicamentos, proporcionando também uma alimentação melhor para os pacientes. É como se fosse à preparação de um terreno para a plantação. Quando eu prescrevo a recomendação sempre esclareço o tratamento, a proposta é que todos os cidadãos mudem seus hábitos alimentares, inclusive estamos pretendendo fazer uma feirinha para os pacientes adquirirem esses produtos. Há muitos anos atrás, se for parar para pensar, o médico pensava assim: faz do teu alimento o teu remédio, é um ciclo orgânico que mantém e permanece na saúde”, declarou. Dr. Roberto disse ainda que o atendimento começa da maneira preventiva, através do planejamento familiar e reforçou que a receita natural visa promover a limpeza do intestino e absorver mais o medicamento que somente é prescrito para pacientes que tem ressecamento, fator que leva a gases, gastrites, situação que é evitada com o simples procedimento com o Leite de Magnésio. O médico não afirmou que a Secretária de Saúde e os funcionários da unidade de saúde tenham conhecimento de sua metodologia de atendimento, porém informou que se trata da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, “não é que eu faço isso, eu faço o tradicional, temos que conversar, discutir, não é para todas as pessoas que eu recomendo o chá, esse é direcionado apenas para pacientes portadores de hipertensão e diabetes os quais continuam utilizando seus medicamentos normalmente”, disse.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

2 comentários
21
Out
O que a comida em cima da pia revela sobre a sua saúde
Postado por: Ellen Rocha / 13:13h

Um recente estudo da Universidade de Cornell, revelado esta semana, mostra como é possível prever a saúde e o peso de uma pessoa apenas olhando para a comida que está visível na cozinha.Depois de analisarem mais de 200 cozinhas nos Estados Unidos, os investigadores revelam que as pessoas que têm refrigerantes à vista pesavam entre 10 a 12 quilos a mais, já aqueles que tinham fruta à vista na cozinha pesavam menos cinco quilos do que aqueles que não tinham sequer comida à vista, revela o site Mind Body Green. Para os pesquisadores, a falta de controle no que toca à tentação de ‘atacar’ a comida que está à vista é a principal responsável pelo aumento de peso quando estão alimentos menos saudáveis à vista, como acontece com as caixas de bolachas – facilmente abertas para tirar um, dois ou três biscoitos.

Comente agora
21
Out
Confira 6 alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM
Postado por: Samile Macedo / 07:45h

Para combater dores, mudanças hormonais e variações de humor. Especialistas, em entrevista a Marie Claire americana, indicaram alguns alimentos que, se inseridos na dieta, ajudam a combater os sintomas desagradáveis desta fase feminina. Descubra quais:

1. LATICÍNIOS COM POUCA GORDURA - Estudos recentes sobre a tensão pré-menstrual indicam que laticínios, ricos em cálcio e vitamina D, ajudam a prevenir os sintomas de TPM. De acordo com a nutricionista Julie Upton, mulheres que ingerem tais alimentos com baixo teor de gordura "possuem 40% a menos de chances de sofrerem com o problema", contou à Marie Claire americana. O mesmo vale para o iogurte. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles descobriram que as bactérias benéficas presentes no produto, também conhecidas como probióticos, podem alterar a função cerebral de maneira positiva devido aos efeitos que provoca na flora intestinal.

2. COUVE DE FOLHAS - Ligeiramente amarga, a couve de folhas verdes é uma excelente fonte de vitamina A, "que regula as variações hormonais comuns durante a TPM", disse a nutricionista Erin Palinski-Wade. "Além disso, por ser rica em fibras, ela previne sintomas gastrointestinais, como prisão de ventre e inchaço.

3. ABACAXI"O abacaxi é uma fonte fabulosa de manganês, um nutriente que combate a irritabilidade", explicou Palinski-Wade. A fruta também evita o inchaço por ser rica em potássio. "E não se esqueça que o abacaxi fresco pode reduzir o desejo por açúcar."

4. AVEIA - Uma tigela de aveia ajuda a melhorar o humor porque estimula o corpo a produzir dopamina e serotonina. Sintomas como depressão, ansiedade, dores musculares e retenção de líquido podem ser reduzidos com a simples ingestão do alimento. 

Comente agora
20
Out
HRSAJ promove ciclo de palestras sobre biossegurança
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:35h

Com o objetivo de orientar os colaboradores em relação à importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ), através da sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realiza nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que neste ano, vem com o tema: “Biossegurança é a melhor opção”.

O evento que já está em sua 5ª edição, tem a finalidade de promover o debate através de atividades educativas e palestras, além de criar atitudes positivas para que seja possível corrigir e saber reconhecer as possibilidades de risco no ambiente de trabalho. Para a presidente da CIPA, Tércia Bazílio, a SIPAT aproxima e faz a diferença na rotina do trabalho dos funcionários: “O nosso objetivo maior é mostrar que momentos como este promovem a integração, sendo de uso fundamental no dia-a-dia do colaborador e na hora de realizar as atividades no ambiente de trabalho.”, afirma a também gerente de resíduos do HRSAJ.

Vale salientar que a SIPAT deve obrigatoriamente ser realizada anualmente, conforme prega a NR-5 (Norma Regulamentadora). A responsabilidade pela organização da SIPAT é da CIPA e assessorada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do HRSAJ.

Ascom HRSAJ – Avana Cavalcante

Um comentário
20
Out
Dr. Luciano Ramos, mastologista do IMDI fala sobre linfedema
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:23h

O linfedema é um tipo de contenção de substâncias causado pelo acúmulo anormal de proteínas e líquidos nos tecidos; costuma ser resultante da falha de drenagem no sistema linfático, que vem a ser manifestada por inchaço, principalmente nas extremidades dos membros superiores e inferiores. A função de nossas artérias é transportar o sangue para nutrir as células e os tecidos. Após o aporte de nutrientes, o sangue pobre em oxigênio retorna pelas veias em direção aos pulmões para que a oxigenação seja renovada. Os líquidos e substâncias que as veias não retiram dos tecidos formam a linfa, composta por água, proteínas e outras substâncias. Entretanto, pode ocorrer falha nesse sistema de drenagem, causando o linfedema, ou acúmulo dessas substâncias.

Quando o linfedema não é tratado rapidamente, torna-se uma doença crônica causando o inchaço da área afetada, aumento de volume, sensação de peso, desconforto, perda parcial de mobilidade, deformações estéticas e dor. O linfedema pode ser consequência de uma cirurgia, como no caso de câncer de mama, remoção de gânglios axilares, radioterapia, quimioterapia e, como é o óbvio na maioria dos casos, onde houve uma interrupção do sistema linfático. Nessas situações a drenagem linfática é altamente eficaz, já que não só ajuda a diminuir o líquido linfático acumulado no membro afetado, como também encontra percursos colaterais que ajudam a drenar ou reduzir o edema.

Comente agora
20
Out
Sesab capacita médicos e enfermeiros sobre doenças tracoma e triquíase
Postado por: Anacley Souza / 19:13h

Para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento do tracoma e identificar casos de triquíase, doenças que afetam os olhos, em estudantes de municípios da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Programa Saúde sem Fronteiras Oftalmologia, inicia nesta quinta-feira (22), em Miguel Calmon, município do centro norte baiano, a capacitação de médicos e enfermeiros. Serão qualificados profissionais que atuam na Atenção Básica dos municípios de abrangência de etapas do programa Saúde Sem Fronteiras - Oftalmologia. Com duração de oito horas, o curso será ministrado por meio de palestras sobre a estrutura do programa de controle do tracoma, epidemiologia e sistema de informação, anatomia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Tracoma é uma afecção ocular crônica, recorrente e repetitiva. Segundo informações da Sesab, a enfermidade é de considerada a de maior disseminação no mundo - a estimativa é que existam 41 milhões de pessoas afetadas – pode resultar em casos de cegueira. A faixa etária mais acometida é de crianças de 1 a 10 anos que apresentam a forma ativa da enfermidade. Nas faixas etárias mais altas, a prevalência das formas ativas é baixa, entretanto predominam as formas cicatriciais. O tracoma é geralmente descrito como doença que aparece em ambientes com precárias condições de vida, inadequadas condições de habitação, grande concentração populacional, precariedade de saneamento básico, baixo nível educacional e cultural. Outros fatores que contribuem para o problema são a presença de insetos vetores, deslocamentos populacionais e ocorrência de outras doenças oculares.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com