As comentadas

Bom dia , Sábado, 23/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

08
Out
Ministra diz que médicos estrangeiros estão recebendo sem trabalhar
Postado por: Samile Damasceno / 15:45h

Em mais uma ofensiva do governo contra a resistência dos conselhos regionais de medicina à atuação de médicos estrangeiros, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) afirmou nesta terça-feira (8) que cerca de 300 médicos do programa estão recebendo benefícios sem conseguir trabalhar. Segundo ela, esses profissionais já estão aptos a realizar o atendimento, mas como os conselhos se recusam a dar o registro provisório não podem atuar. Pelo programa, os médicos recebem uma bolsa de R$ 10 mil. Ideli e o ministro Alexandre Padilha (Saúde) se reuniram hoje com líderes da base aliada na Câmara e cobraram a mobilização dos governistas para aprovar o texto. A votação deve começar no fim da tarde de hoje. “Há uma necessidade de fazer a votação hoje porque no Senado houve um comprometimento de fazer a votação na semana que vem. Até porque dos mais de 600 médicos que vieram de outros países, mais da metade estão sem registro dado pelos conselhos regionais de medicina. Ou seja, já estão no município, já estão recebendo ajuda financeira e já poderiam estar atendendo a população”. 

Um comentário
08
Out
Cristina Kirchner é operada por coágulo no cérebro
Postado por: Samile Damasceno / 13:17h

A cirurgia da presidente argentina, Cristina Kirchner, terminou no fim da manhã desta terça-feira (8) e a imprensa aguarda o boletim médico, que não tem hora para ser divulgado. Aos 60 anos, a presidente submeteu-se à drenagem de um coágulo no cérebro. A decisão sobre a cirurgia foi tomada 24 horas depois de médicos terem recomendado um repouso de 30 dias. Cristina havia passado o sábado internada no hospital da Fundação Favaloro porque sentia arritmia e fortes dores de cabeça. Na noite de sábado, a presidente regressou à residência oficial de Olivos, mas no domingo sentiu formigamento e perda temporária de força muscular no braço esquerdo. O hematoma foi resultado de um tombo ainda mal explicado pelo governo. Cristina teria caído no dia 12 de agosto, ocasião em que foi submetida a uma tomografia que teria apresentado resultado “normal”. A cirurgia teve início por volta das 8h30 e durou cerca de duas horas. A operação consistiu na abertura de um orifício para drenar o sangue acumulado abaixo da dura-máter, uma membrana entre o crânio e o cérebro. Nas próximas 48 horas, a presidente ficará internada em uma sala de terapia intensiva e só poderá ser visitada pelos familiares diretos. Segundo informações de fontes da Fundação Favaloro, Cristina teria que ficar hospitalizada durante uma semana para observação da evolução de seu estado clínico. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
08
Out
Câmara vota alterações do Mais Médicos nesta terça
Postado por: Samile Damasceno / 13:07h

A Câmara dos Deputados vota nesta terça-feira (8) às 14h alterações do programa Mais Médicos. Entre as mudanças, está em pauta a que transfere a responsabilidade da concessão de registro para médicos estrangeiros para o Ministério da Sáude e não mais pelos conselhos regionais de medicina. Esse ponto inclusive está na pauta das manifestações das entidades médicas que também protestarão no país nesta terça. O secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, informou que estará em Brasília para acompanhar a votação. Os outros itens que foram aprovados na semana passada na comissão mista do Congresso e entram na votação dizem respeito à determinação de 30% da carga horária da graduação em serviço de urgência e emergência do SUS (sete meses); e a criação da residência em medicina geral de família e comunidade, obrigatória a partir de 2019. Caso tenha aprovação, os médicos estrangeiros não vão precisar revalidar diploma até quatro anos de trabalho, outro ponto modificado. Antes, o prazo era de três anos, prorrogáveis por mais três, sem possibilidade de aprovação.

Comente agora
08
Out
90% dos casos de hepatites não dão sintomas; saiba como se proteger
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:01h

As hepatites se caracterizam por uma inflamação no fígado e podem ser causadas por álcool, medicamentos e vírus, por exemplo. Porém, elas são doenças silenciosas e 90% dos casos não dão sintomas - apenas 10% dão sinais, como urina escura e pele amarela, por exemplo e, em algumas situações, inclusive, sinais semelhantes aos de uma gripe. No Bem Estar desta segunda-feira (7), o infectologista Caio Rosenthal e o hepatologista Mário Pessoa deram dicas de como se proteger contra as hepatites virais A, B, C, D e E.No caso da hepatite A, o vírus é transmitido pelo contato da mão suja de fezes com a boca ou por meio de água, alimentos e objetos contaminados por fezes. Porém, a maior parte dos casos não causa uma doença crônica no fígado. Mesmo assim, é importante se proteger e, segundo os médicos, uma das formas é manter as mãos sempre limpas e bem higienizadas. Há ainda a vacina para hepatite A, mas ela só está disponível no Sistema Único de Saúde para populações vulneráveis. As hepatites se caracterizam por uma inflamação no fígado e podem ser causadas por álcool, medicamentos e vírus, por exemplo.

Comente agora
08
Out
Projeto que altera regras do Planserv para aposentados é 'inconstitucional', diz Gaban
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:14h

Vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Carlos Gaban (DEM) afirmou ser inconstitucional um projeto encaminhado à Casa pelo governo com mudanças previstas no Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos, via Planserv. “O projeto chegou na última sexta [4 de outubro]; muita gente ainda não viu, mas já estou alertando. É uma medida inconstitucional e prejudicial aos servidores, sobretudo aos aposentados”, apontou o democrata. O Projeto de Lei nº 20.488/2013 estabelece, entre diversos itens, que terão direito a usufruir do plano de saúde os servidores públicos já aposentados ou que venham a se aposentar pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e que tenham exercido, ininterruptamente, por mais de 10 anos, cargos exclusivamente comissionados no serviço público estadual. De acordo com o deputado, a medida viola a Resolução Normativa 279/2011, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “A norma é muito clara. São dez anos no exercício do cargo. O Estado colocou nesse projeto 10 anos ininterruptos, o que altera totalmente o que está previsto na resolução, que já deveria valer para a Bahia desde maio de 2013”, afirmou Gaban. Como a regra vale para antigos funcionários comissionados, os servidores deverão “passar pelo menos por três governos” para ter direito a utilizar o Planserv depois da aposentadoria, lembrou o parlamentar. Segundo Gaban, a proposta do governo baiano também modifica a base de cálculo para fins de contribuição, ao estabelecer uma tabela diferente da que consta na resolução da agência. (Fonte e Foto: Bahia Notícias)

Comente agora
07
Out
Caminhada do 'Medida Certa' acontece em Salvador no próximo domingo
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:25h

A caminhada do Medida Certa acontecerá em Salvador no próximo domingo (13), a partir das 8h, no Dique do Tororó. Responsável por montar os treinos do quadro exibido pelo Fantástico, o preparador físico Márcio Atalla participará do evento. Além do incentivo à prática de atividade física, haverá serviços gratuitos como aferição de peso, circunferência abdominal, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), recreação e distribuição de material informativo. A Pastoral da Criança participa da iniciativa. Salvador é a sexta cidade a receber as atividades do Medida Certa. Depois da capital baiana, o evento segue para Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG).

Comente agora
07
Out
Presidente argentina Cristina Kirchner vai operar hematoma cerebral na terça
Postado por: Samile Damasceno / 16:35h

A presidente argentina, Cristina Kirchner, será operada na terça-feira por um hematoma cerebral, disseram nesta segunda-feira os médicos que cuidam dela, numa mudança de tratamento após terem indicado inicialmente apenas repouso. Cristina foi internada nesta segunda para ser submetida a exames cardiovasculares pré-cirúrgicos, após sentir um formigamento no braço esquerdo, acrescentaram os médicos. "No dia de hoje, a presidenta da nação, dra. Cristina Fernández de Kirchner, foi internada novamente no Hospital Universitário da Fundação Favaloro, para sua preparação e exames cardiovasculares pré-cirúrgicos", informaram os médicos Facundo Manes e Gerardo Bozovich em nota. O comunicado, distribuído pelo porta-voz do governo, acrescentou que "a proposta inicial de repouso e observação indicada no dia 5 de outubro passado, sábado, com fundamento no hematoma subdural crônico diagnosticado, precisou ser modificado devido à sra. presidenta... ter apresentado no dia de ontem... uma sensação de formigamento em seu braço esquerdo". Os médicos acrescentaram que constataram "uma transitória e leve perda da força muscular do mesmo membro superior". A operação consiste em retirar o hematoma, que pode ter surgido em consequência de um tombo sofrido em agosto em que Cristina bateu a cabeça, apesar de ela ter sido liberado pelos médicos à época, disse um porta-voz do governo. (Terra)

Comente agora
07
Out
Médicos farão protesto nacional amanhã contra o Mais Médicos
Postado por: Samile Damasceno / 16:24h

Sindicatos pelo Brasil convocaram para esta terça-feira (8) um dia nacional de protesto contra o Mais Médicos, programa do governo federal que tem trazido profissionais estrangeiros para atuar no país. Estão previstas paralisações parciais do atendimento nos Estados, além de marchas e protestos nas ruas. A mobilização ocorre no mesmo dia em que a medida provisória do programa Mais Médicos entra na pauta de votação da Câmara dos Deputados. A manifestação foi convocada pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), com apoio dos sindicatos estaduais. Em Salvador, haverá uma concentração em Ondina, na Praça das Gordinhas, a partir de 16h. As entidades médicas orientam aos médicos a trabalharem, neste dia, de preto ou com uma tarja preta e a esclarecerem os pacientes sobre as dificuldades das condições de trabalho da categoria. Em uma “carta de alerta à população brasileira”, a Fenam chama o programa de “grande farsa” e afirma que ele é “de cunho circunstancial e coincidente com o período das eleições de 2014”. As principais críticas da categoria são à dispensa da exigência de revalidação dos diplomas dos estrangeiros e à inexistência de direitos trabalhistas para os profissionais que participam do programa, que oferece uma bolsa de R$ 10 mil, sem contrato de trabalho. A Fenam afirma reunir 53 sindicatos médicos, representando 400 mil profissionais. (Folhapress)

Comente agora
07
Out
Começa avaliação dos estrangeiros da segunda etapa do Mais Médicos
Postado por: Samile Damasceno / 15:48h
Os 2.180 profissionais com diploma estrangeiro que participam da segunda etapa do Programa Mais Médicos começam nesta segunda-feira (7) o módulo de avaliação em quatro capitais brasileiras. Durante três semanas, eles terão aulas de saúde pública e Língua Portuguesa, ministradas por professores responsáveis pela coordenação pedagógica e pela tutoria do projeto. Ao final, passarão por uma avaliação, e os aprovados seguem para o acolhimento nos estados para começar a atuar a partir do dia 28. “O período de avaliação é essencial para os médicos estrangeiros se familiarizarem com o Sistema Único de Saúde e para prepará-los para o atendimento da população brasileira com todas as suas peculiaridades. Na Atenção Básica, é fundamental uma abordagem mais humana e personalizada do paciente”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.  “Esses médicos são muito bem-vindos e foram muito bem recebidos pelos gestores locais nas quatro capitais onde chegaram”, completa. O coordenador nacional do Programa Mais Médicos, secretário de Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, que participou da aula inaugural em Brasília, agradeceu aos médicos que deixaram seus lares para vir ao país participar do programa.
Comente agora
07
Out
Homem passa mal em ferry boat e é socorrido por funcionários
Postado por: Samile Damasceno / 14:54h

Um passageiro passou mal assim que embarcou em um ferry boat pelo Terminal Marítimo de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica em Vera Cruz. O incidente aconteceu no domingo (6) e foi registrado por um dos passageiros. As imagens mostram que a vítima foi socorrida pelos próprios funcionários da Internacional Marítima, a empresa que administra o sistema Ferry Boat. Os funcionários conseguiram acalmar o homem por cerca de meia hora e improvisam uma maca usando coletes salva-vidas para transportá-lo até o lado de fora da embarcação. Uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) chegou para prestar o atendimento especializado. Em nota, a Empresa Internacional Marítima disse que os primeiros socorros foram dados por funcionários no ferry e que em seguida ele foi atendido pelo Samu. O ferry seguia para Salvador. (G1)

Comente agora
07
Out
Laboratório recolhe creme vaginal com fungo que causa corrimento e coceira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:08h

A empresa Schering-Plough Indústria Farmacêutica Ltda. resolveu recolher todas as amostras grátis de um creme vaginal indicado para Ovestrion® Creme 7,5g, do lote 28806, em todo o Brasil. Segundo a empresa, após a exportação do medicamento para o México, foi constatada a presença de um fungo e uma bactéria nesses lotes. Apesar do lote distribuído no país não estar contaminado, a Schering-Plough, de forma preventiva, está recolhendo todos os produtos. Ainda de acordo com a empresa, a contaminação poderia causar infecção vaginal, conhecida como vaginite. Entre os sintomas que o creme pode ocasionar estão corrimento vaginal, coceira intensa, sensação de ardência na vulva, ardência durante as relações sexuais, irritação e inflamação com vermelhidão. 
Por conta disso, o laboratório recomenda que a paciente suspenda imediatamente o uso e consulte um médico sobre a continuidade do tratamento. O recolhimento do produto começou na última sexta-feira (4). A produção do medicamento foi temporariamente suspensa.

Comente agora
07
Out
HRSAJ participa de evento ‘Todos pela Cidadania’. Confira as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:55h

“O evento realizou  atividades de promoção à saúde, prevenção de doenças e ações de cidadania para a comunidade do bairro Irmã Dulce”. 

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e parceiros participaram no domingo 06, na praça principal do Bairro Irmã Dulce do evento Todos pela Cidadania organizado pela 4ª Dires. O evento que aconteceu  das 08 às 12 horas oportunizou às famílias do bairro Irmã Dulce com uma  série de serviços, a exemplo de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, atendimento médico, odontológico, orientações preventivas, autoestima,  consultas ao SPC, prevenção à dengue, entre outros. O diretor da 4ª Dires, Dr. Everaldo Júnior que inclusive atendeu pacientes durante o evento, destacou que um dos objetivos do Todos pela Cidadania é promover a inclusão de parceiros em ações voltadas para a comunidade. “Este primeiro eventoTodos pela Cidadania’ que aconteceu no bairro Irmã Dulcecom a importante parceria de diversos órgãos contribuíram com a oferta de diversos serviços para a comunidade, além de entretenimento para a criançada; continuaremos com este projeto em outros bairros e inclusive para municípios vizinhos porque ações como estas precisam ser ampliadas”, informou Everaldo Júnior.

Comente agora
07
Out
Argentinas 'comuns' posam nuas para financiar aparelho que detecta câncer de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:43h

Uma iniciativa na Argentina para financiar a compra de um mamógrafo (aparelho que detecta também o câncer de mama) para um hospital público da região da Patagônia fez 60 mulheres posarem nuas. O grupo, composto por donas de casa, comerciantes, arquitetas, professoras, publicitárias e funcionárias públicas da cidade de Villa la Angostura, na Patagônia, também quer enviar a outras mulheres comuns a mensagem de que devem se aceitar como são, sem plásticas ou "marcadas pela vida". O projeto é batizado de 'Mujer en amor' ('Mulher com amor', em tradução livre). "Queríamos mostrar as mulheres como elas são e transmitir a ideia de que podem ser felizes com seus corpos", disse a fotógrafa Paola Pierini à BBC Brasil. (BN)

Comente agora
07
Out
HRSAJ Abre inscrições do Processo seletivo para Jovens Aprendiz
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:56h

Do dia 07 a 10 de outubro de 2013 estarão abertas inscrições do Processo Seletivo para Jovem Aprendiz do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os interessados deverão entregar o currículo na Portaria Administrativa do HRSAJ, escrevendo no envelope “JOVEM APRENDIZ”. 

Requisitos:

 Ter entre 18 e 24 anos

  Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio

2 comentários
06
Out
Noiva obesa adia casamento por 12 anos, perde 57 kg e vai ao altar
Postado por: Letícia Oliveira / 18:19h

Uma mulher esperou 12 anos para se casar por não querer fotos em que ela estivesse gorda. Jane Bailey, 38 anos, chegou a pesar 127 kg. Após ver um vestido de noiva na vitrine e ficar encantada, ela decidiu mudar de vida e perdeu 57 kg em dois anos, com dieta e exercícios. As informações são do Daily Mail. Foi o primeiro vestido que Jane vestiu, após anos usando apenas camisetas largas e calça jeans. “Fiquei noiva há 12 anos, mas continuei adianto o casamento porque não queria parecer gorda no meu casamento”, contou. “Nunca seria capaz de usar algo parecido do tamanho que eu estava”, acrescentou.

Comente agora
06
Out
Impacto das mudanças climáticas na saúde da população preocupa governo
Postado por: Letícia Oliveira / 18:03h
As mudanças climáticas deverão provocar aumento do nível dos mares e da intensidade de eventos extremos, como secas e tempestades em todo o mundo. A previsão foi confirmada pelo último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), em 27 de setembro. Diante de um cenário de incertezas em relação ao futuro do planeta, o governo brasileiro se prepara para reduzir os efeitos colaterais do clima na saúde da população. O tema já havia sido tratado na primeira versão do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, de 2008, mas ganhou destaque ainda maior nos últimos anos. Em junho, foi lançado o Plano Setorial de Saúde para Mitigação e Adaptação para a Mudança do Clima. O plano setorial integra a versão preliminar do novo Plano Nacional de Mudanças Climáticas, que abriu para consulta pública na internet no dia 1º de outubro. De acordo com o governo brasileiro, espera-se que as mudanças no clima tenham impactos diretos (como no caso dos desastres naturais), indiretos (devido à mudança na qualidade da água, do ar e dos alimentos) e também por meio de perturbações sociais e econômicas.
Comente agora
06
Out
Caminhar reduz o risco de câncer de mama, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:42h

Mulheres na pós-menopausa que andam uma hora por dia podem reduzir significamente o risco de sofrerem de câncer de mama, segundo um estudo. O relatório, que acompanhou 73.000 mulheres por 17 anos descobriu que andar sete horas durante uma semana diminui os riscos de contrair a doença. A equipe da Sociedade Americana do Câncer afirmou que essa foi a primeira vez que a redução de riscos foi especificamente ligada à caminhada. Especialistas britânicos disseram que o estudo é uma evidência de que o estilo de vida influencia o risco para o câncer. Uma pesquisa recente da organização beneficente Ramblers mostrou que um quarto dos adultos anda mais de uma hora por semana. Manter uma rotina de atividades físicas é um fator conhecido na redução do risco de se contrair diversos tipos de câncer.

Comente agora
06
Out
Em 1941, médico baiano tirou próprio apêndice para salvar reputação
Postado por: Letícia Oliveira / 15:04h

No início da década de 40, o médico Ubaldino Gusmão Figueira sentiu os primeiros sintomas de uma apendicite. O baiano era fundador e trabalhava em um hospital particular na cidade de Patos de Minas (MG). Segundo Giovanni Roncalli, coordenador do Centro de Memória da Associação Médica de Patos de Minas, que guarda o acervo da operação, Ubaldino era mulato, membro de uma igreja evangélica e também da maçonaria. Por causa disso, os moradores mais conservadores da cidade não aceitariam a atuação do médico. Para provar sua capacidade, o médico, que já havia realizado inúmeras cirurgias bem-sucedidas, decidiu fazer algo diferente para provar sua capacidade. (Terra)

Comente agora
06
Out
Síndrome faz americano ficar bêbado ao comer doces e carboidratos
Postado por: Letícia Oliveira / 09:27h

O americano Matthew Hogg, de 34 anos, sofre de uma síndrome rara de fermentação intestinal que faz com que ele fique bêbado ao consumir alimentos como carboidratos e doces. Esse processo de embriaguez sem ingestão de álcool ocorre porque há em seu intestino delgado um supercrescimento de leveduras, que acabam produzindo etanol. Segundo os médicos, ainda se sabe muito pouco sobre essa doença, mas uma série de casos já tem sido citada na literatura. Por causa de sua condição, Matthew normalmente acorda de ressaca e sofre de exaustão constante, segundo o site do jornal britânico "Daily Mail". Além disso, ele tem "intoxicação crônica por álcool" e uma doença no fígado, resultantes da frequente fermentação intestinal. Para evitar o problema, que levou mais de 20 anos para ser diagnosticado, o americano mantém uma dieta natural à base de carnes, peixes, ovos, legumes, nozes, água e chá de ervas. Esse hábito não elimina totalmente os sintomas do americano, mas alivia um pouco a situação – agravada por comidas como arroz, batata frita, sanduíches e refrigerantes. Matthew diz que, para ele, uma única porção de arroz equivale a três garrafas de vinho.

Comente agora
05
Out
Morre em São Paulo o ator e diretor Ênio Gonçalves
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:41h

O ator Ênio Gonçalves, de 70 anos, morreu na manhã deste sábado (5) em São Paulo de falência renal. Segundo sua assessoria, o artista trabalhou em mais de 40 filmes, 20 novelas e 50 peças como ator ou diretor. O corpo de Gonçalves vai ser velado a partir das 20h deste sábado, no Cemitério do Araçá. No domingo, por volta das 11h, acontecerá a cerimônia de cremação no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste da capital. Entre as obras cinematográficas em que atuou estão "Demência", "Anjos do Arrabalde" e "Garotas do ABC" (com este, venceu o Troféu Candango de melhor ator do Festival de Brasília 2003). Na TV trabalhou em mais de 30 novelas, como "Pedra Sobre Pedra", "Xeque Mate" e "Páginas da Vida", da TV Globo. Atuou também nas TVs Bandeirantes e Cultura e nas extintas emissoras Tupi e Manchete. Entre as mais de 50 peças em que atuou estão "A Visita da Velha Senhora", "Bonitinha Mas Ordinária", "Toda Nudez Será Castigada" e "Não Me Conte Verdades". Ele também dirigiu dezenas de espetáculos, como "Pedro e Domitila", "Até as Orelhas", "Analphaville" e "Cachorro!”. O ator foi casado com três mulheres: Miriam Mehler, Maria Isabel de Lisandra e Mara Faustino. Deixa duas filhas: Fernanda Gonçalves e Manuella Gonçalves. (G1)

Comente agora
05
Out
Homens divorciados têm maiores taxas de mortalidade, abuso de drogas e depressão
Postado por: Letícia Oliveira / 16:08h

Homens divorciados têm maiores taxas de mortalidade, abuso de drogas, depressão e falta de apoio social. A afirmação é de artigo publicado no Journal of Men's Health. O divórcio tem sido associado com uma variedade de distúrbios psicológicos e comportamentais. Estudos anteriores já haviam mostrado que os homens solteiros vivem significativamente menos que os casados e tendem a ter mais problemas de saúde. Para o caso específico do homem de 45 anos de idade divorciado (descrito neste estudo de caso e revisão de estudos), os autores fazem recomendações para avaliação de suas necessidade e planejamento de um curso de tratamento com base em diretrizes clínicas atuais. "Temos uma percepção popular, e em muitas culturas, que os homens são mais duros, resistente e menos vulneráveis a traumas psicológicos do que as mulheres. Este artigo serve como um sinal de alerta para que essas percepções infundadas não sejam seguidas, principalmente pelos cuidadores de saúde," disse Ridwan Shabsigh, presidente da Sociedade Internacional de Saúde do Homem (ISMH). Para ele, "o fato é que os homens são substancialmente afetados por traumas psicológicos e eventos de vida negativos tais como o divórcio, falência, guerra e luto. A pesquisa mostra que é urgentemente necessário investigar a prevalência e impacto de tais efeitos e desenvolver formas de diagnóstico e diretrizes de tratamento para os profissionais ". (Isaude.net)

Comente agora
05
Out
Pesquisa decifra mecanismo chave de infecção do vírus da herpes
Postado por: Letícia Oliveira / 11:14h

Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, conseguiram, pela primeira vez, medir a pressão interna que permite que o vírus da herpes possa infectar as células do corpo humano. A descoberta abre possibilidades para o desenvolvimento de novos medicamentos para combater infecções virais e apontam caminhos para impedir infecções por herpes no futuro. O vírus é formado por um conjunto de genes protegidos por uma fina camada de proteínas. Uma teoria conhecida há muitos anos afirma que um vírus tem uma pressão interna elevada. A pressão o ajuda a infectar uma célula, ejetando os genes a partir de seu interior. No entanto, até o momento, ninguém havia conseguido medir a pressão interna de um vírus com condições de infectar seres humanos. No novo estudo, equipes da Lund University e da Carnegie Mellon University in Pittsburgh (USA) conseguiram medir a pressão dentro do HSV-1 (vírus herpes simplex 1). "A pressão explica a forma como os oito vírus da herpes conhecidos infectam os seres humanos injetando seus genes em nossas células. Isto inclui as duas formas mais comuns de herpes, que causam herpes labial e o herpes genital, assim como zostervirus varicela, o que provoca varicela e herpes zoster, vírus de Epstein-Barr, que leva a febre glandular, e os vírus associados à várias formas de câncer," ," disse Alex Evilevitch. 

Comente agora
05
Out
Brasil começa este ano teste para paraplégico conseguir andar
Postado por: Letícia Oliveira / 08:58h

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis anunciou que vai iniciar no Brasil, entre o fim de outubro e início de novembro, testes com humanos do exoesqueleto que, segundo o pesquisador, fará um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4) durante o Seminário “Inovação: investimentos em pesquisa e desenvolvimento”, promovido pela revista “Brasileiros”, em São Paulo. Ele participou do encontro por meio de teleconferência, direto da Universidade Duke, nos Estados Unidos, onde está um dos laboratórios que desenvolve o exoesqueleto. Segundo o pesquisador, cerca de cem cientistas dos Estados Unidos, da Europa e do Brasil trabalham no projeto "Andar de novo" (Walk Again Project). Nicolelis afirmou que pequenos testes já foram feitos com humanos, com partes do equipamento. “No Brasil, eles [os testes] vão começar entre o fim de outubro e começo de novembro. Nós já testamos as articulações, motores e controle neural, e agora tudo isso está sendo montado, finalizado. Na simulação [o exoesqueleto] funcionou bem, mas agora o desafio é colocar a veste completa, com articulações e movimentos”, explicou o pesquisador. (G1)

Comente agora
04
Out
Ator Jorge Dória é internado no Rio de Janeiro em estado grave
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:12h

Jorge Dória está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Barra D´Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com informações da jornalista Patrícia Kogut, Isabel Cristina Gasparin, mulher do ator, revelou que o quadro dele é gravíssimo e que o ator de 92 anos está respirando com a ajuda de aparelhos. "A pneumonia é grave pois ele é muito idoso e tem problemas de pulmão crônicos. São nove anos de luta desde o AVC. Os médicos dizem que o quadro é gravíssimo, porém estável. Fico preocupada porque é a primeira vez que ele é entubado", disse. Para quem não sabe, Dória passou os últimos nove anos de cama por causa de um derrame cerebral. (Correio)

Comente agora
04
Out
Ácido úrico favorece doenças cardiovasculares e diabetes
Postado por: Samile Damasceno / 17:59h

O ácido úrico é produto final do metabolismo das purinas, gerado após a quebra de DNA, RNA e ATP, além de também ser gerado pelas proteínas. Ele serve de mediador de dano vascular e altos níveis dele são decorrentes de excesso de produção e/ou baixa excreção. Atualmente, seus níveis variam de 2,5-12 mg/dl, ou mais. Pessoas com altas concentrações de ácido úrico são mais propensas a desenvolverem gota e pedras renais. Além disso, aumenta as chances de desenvolvimento de obesidade, síndrome metabólica, diabetes, esteatose hepática, hipertensão e doenças cardiovasculares e renais. Alguns estudos sugerem que o ácido úrico parece ter papel pró-inflamatório por estimular a libertação de MCP1 e de IL6, síntese de TNF-alfa conduzindo a lesão endotelial vascular. Parece também estimular a produção de PCR (proteína C reativa) conhecido por ser um marcador de resposta inflamatória e preditora de doença cardiovascular aterosclerótica. Ele também aumenta a produção de endotelina 1, que atua inibindo o óxido nítrico e provocando uma vasoconstrição, o que dificulta a passagem sanguínea e pode aumentar a pressão arterial. 

Comente agora
04
Out
Médico é impedido de assumir vaga do Mais Médicos em Casa Nova
Postado por: Samile Damasceno / 17:11h

O médico Nélio Azevedo, inscrito no Programa Mais Médicos e escalado para trabalhar no município de Casa Nova, no interior do estado está sendo impedido de assumir o cargo. Nélio deveria ter iniciado as atividades desde dia 2 de setembro, porém, segundo ele, está sendo impedido pelo prefeito do município, Wilson Cota (PMDB) que não permite que o secretário de Saúde, Mozart Sales assine o Termo de Adesão e Compromisso que efetiva a sua participação no programa. A denúncia foi encaminhada ao Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindmed) desde o dia 1º. Para que o médico comece a trabalhar é necessário que o Termo assinado seja entregue ao Ministério da Saúde. O ministério e a coordenação do Programa Mais Médicos já foram informados sobre o problema, mas o médico ainda não recebeu resposta sobre a questão. Nélio, que reside em Casa Nova, acredita que está sendo vítima de perseguição política. “Está claro que é perseguição política, porque não acompanhei ele na eleição passada. Ele só quer trabalhando os apadrinhados dele”, afirma. O presidente do Sindimed, Francisco Magalhães encaminhou um ofício ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e para a Procuradoria Geral da República solicitando providências.

Comente agora
04
Out
Clínica 'AMO' divulga programação do 'Outubro Rosa' em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:03h

Comente agora
04
Out
Câncer de mama também afeta homens
Postado por: Samile Damasceno / 14:09h

A campanha Outubro Rosa começou nesta última terça-feira (01), com um alerta não apenas para as mulheres. Ainda que seja rara a doença nos homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2010, 147 homens foram vítimas fatais do câncer de mama. Com isso, enganam-se aqueles que pensam que a doença acomete apenas as mulheres, deixando de estar mais atentos à prevenção da doença. E foi pensando nesse alerta que, no mês dedicado à saúde da mulher, o Shopping Bela Vista preparou uma programação especial com a campanha “Hetero Exame da Mama”. De acordo com o coordenador, André Cunha, a campanha servirá de incentivo ao parceiro a também realizar o exame na companheira. “Todos precisam se envolver com a questão. É preciso disseminar não só a informação como também ensinar a realizar o auto ou hetero exame, podendo salvar a vida de muitas mulheres”, explica Cunha. No espaço, o visitante contará com palestras sobre o tema, mutirão de diagnóstico, a exposição de fotos “Quando o Amor pode Salvar uma Vida”, assinada pela fotógrafa Andresa de Sá, que tem a proposta de mostrar diferentes biotipos e mulheres de culturas diferentes.

Comente agora
04
Out
Pesquisa aponta que maconha pode combater câncer
Postado por: Samile Damasceno / 13:14h
A substância cannabidiol, presente na maconha, impede a proliferação das células cancerosas no organismo, de acordo com pesquisa coordenada pelos cientistas Pierre Desprez e Sean McAllister, da Califórnia. O teste inicial foi feito com células com altos níveis de ID-1, gene cancerígeno responsável pelo processo da metástase. Ao receber a dose de cannabidiol, as células pararam de se reproduzir e o processo de invasão de outros órgãos pelo câncer foi interrompido. O teste foi feito para tumores de mama, inicialmente, mas os estudiosos perceberam que a substância também impede o crescimento celular de outros tumores malígnos, de alta agressividade, como os de cérebro e próstata. Os usuários de maconha, no entanto, não terão um argumento saudável para continuar o consumo. De acordo com o estudo, fumar a droga não impede a proliferação de um câncer. A concentração do cannabidiol no cigarro de maconha é pequena demais para surtir o efeito de parar o processo de metástase. O estudo pode possibilitar o uso desse princípio ativo da erva na elaboração de medicamentos contra o câncer, mas a pesquisa ainda precisa realizar testes em seres humanos. (BN)
Comente agora
04
Out
HRSAJ divulga resultado da 1ª chamada para Fisioterapia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:05h

Resultado Parcial

Processo Seletivo 2013.2 – HRSAJ 

  • FISIOTERAPIA  1ª CHAMADA
  • COLOCAÇÃO     NOME
  • -
  • 1º  MOEMA NIELLA DE SOUZA SALES
  • 2º MILENA NASCIMENTO DE JESUS
  • 3º HAROLD BRANSON CLEMENT NETO
  • 4º IOLANDA LIMA DA CRUZ
  • 5º JORGE BOMFIM FROES DE FARIAS
  • 6º MAYARA SANTOS ALMEIDA
Comente agora
04
Out
'Outubro Rosa': A luta contra o câncer continua
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:50h

Comente agora
04
Out
Hemodinâmica na Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:41h

Dando continuidade ao Processo de Crescimento e Fortalecimento em Alta Complexidade, após a inauguração da UTI, a Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, ampliará os serviços oferecidos à comunidade com a implantação da Unidade de Hemodinâmica em novembro próximo. Pioneiro na cidade, o espaço oferecerá exame de cateterismo (cardíaco e periférico), fundamental para o diagnóstico e tratamento em casos de obstrução de artérias e válvulas da musculatura cardíaca. Além de cateterismo, a Unidade realizará também angioplastia, arteriografia vascular, implante de marcapasso, estudo eletrofisiológico e ablação cardíaca. A Unidade de Hemodinâmica está em fase de início das obras, pois as parcerias já foram firmadas e toda equipe médica e equipamentos ficarão por conta da empresa contratada. “É um ganho para moradores de Santo Antônio de Jesus, que não precisarão mais se deslocar para a Capital para fazer exames deste tipo”, comenta o diretor executivo Marcos Brito. 

Comente agora
04
Out
Inca estima que Bahia terá 2,9 mil novos casos de câncer de mama este ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:06h

A Bahia deve ter 2.930 novos casos de câncer de mama em 2013, 650 destes somente em Salvador, informou o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que a meta da ação Outubro Rosa na Bahia é beneficiar um total de 5.250 mulheres, na faixa etária de 40 e 69 anos, com gratuidade de mamografia (que detecta o tumor maligno de mama) e garantia dos outros exames subsequentes a pacientes que apresentarem suspeitas identificadas da doença. Para continuar o tratamento, as pessoas serão encaminhadas para unidades de alta complexidade em oncologia no estado, a exemplo do Hospital Aristides Maltez, do Centro Estadual de Oncologia (Cican), anexo ao Hospital Geral do Estado (HGE); do Hospital das Clínicas e do Hospital Geral Roberto Santos. (BN)

Comente agora
03
Out
"É uma inverdade falar que a prefeitura não vem repassando o recurso", diz secretária sobre Santa Casa de S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:48h

Na tarde desta quarta-feira (02), aconteceu uma reunião na Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus para tratar sobre a situação que se encontra a Santa Casa de Misericórdia Luiz Argolo, onde os funcionários paralisaram os serviços na unidade por cerca de duas horas na manhã de quarta-feira (02), por conta dos salários atrasados.  A secretária de saúde do município, Laurijane Mercês falou em entrevista, que o órgão vem repassando os recursos do SUS para ofertar serviços de obstetrícia, genecologia e urologia para a Santa Casa mensalmente sem atrasos, “é uma inverdade falar que a secretaria não vem empregando o recurso para a instituição, agente tem até o 20º dia útil do mês subsequente para efetuar este pagamento,” esclareceu.  Sobre o atraso que os representantes do Sindsaúde alegaram, a mesma informou que só ocorreu essa demora no mês de  agosto por conta de pendências documentais da Unidade. “Eles tem ciência disso fomos informados que a certidão negativa foi paga, porém, a Receita Federal não havia dado baixa,” explanou. Laurijane disse ainda que o Hospital precisa regulamentar a documentação diante da Receita para que a prefeitura tenha um respaldo legal para que a liquidação seja feita.

Reportagem: Voz da Bahia

3 comentários
03
Out
Pílula feita com bactérias de fezes pode combater infecções intestinais
Postado por: Letícia Oliveira / 16:42h

Novas pílulas de gel contendo bactérias das fezes podem ajudar a tratar infecções intestinais graves e substituir transplantes fecais no futuro, segundo pesquisadores canadenses. Esses comprimidos contêm micro-organismos da flora intestinal de pessoas saudáveis e foram testados com sucesso em 27 pacientes com infecção por Clostridium difficile que já haviam sofrido pelo menos quatro ataques e recaídas e usado antibióticos fortes, sem resultado. Segundo o médico Thomas Louie, da Universidade de Calgary, em Alberta, há um banco de doadores – geralmente parentes do doente – de onde as bactérias "do bem" são retiradas, processadas em laboratório e embaladas em cápsulas de gel triplamente revestidas, para que o conteúdo não se dissolva no organismo até chegar ao intestino. "Não há fezes restantes, apenas bactérias das fezes. Essas pessoas não estão comendo cocô, e não há arrotos com mau cheiro, porque o conteúdo não é liberado até que ele esteja bem além do estômago", explica Louie. Segundo médicos, 500 mil americanos por ano contraem infecções por Clostridium difficile, e cerca de 14 mil morrem. Esse micro-organismo provoca diarreia, cólicas e náuseas, muitas vezes incapacitando o indivíduo. Antibióticos potentes e caros são capazes de matar essa bactéria, mas acabam destruindo também as demais, que vivem no intestino e fazem bem. Isso deixa o intestino ainda mais suscetível a novos ataques inimigos. Pesquisas recentes mostraram que transplantes de fezes podem restaurar o equilíbrio da flora intestinal. Mas isso é feito por meio de procedimentos invasivos e caros, como colonoscopia ou endoscopia. No caso das pílulas, dias antes de o tratamento começar, os pacientes recebem um antibiótico.

Comente agora
03
Out
Altas doses de estatinas reduzem inflamação gengival em cardíacos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:47h

As estatinas, medicamentos comumente prescritos para diminuir o colesterol, foram associadas à redução da inflamação relacionada com a doença gengival. O mesmo estudo, publicado no Journal of the American College of Cardiology, afirma que as medidas tomadas para reduzir as doenças da gengiva também podem reduzir a inflamação nas artérias e vice-versa. "A doença periodontal é caracterizada pela inflamação crônica da gengiva e afeta cerca de 50 %da população adulta dos EUA", disse Ahmed Tawkol, MD, co-diretor do Programa de Estudos Cardíacos do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School . "A periodontite e aterosclerose são ambas impulsionadas pela inflamação." No estudo, pacientes com doença cardíaca ou alto risco de doença cardíaca passaram a tomar de forma aleatória doses de 10 a 80 mg de estatinas diariamente durante 12 semanas. Exames de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET / CT) foram realizados após quatro e 12 semanas e comparados com varreduras tomadas antes do início do tratamento. Os 59 pacientes incluídos na análise final mostraram uma redução significativa da inflamação da gengiva após quatro semanas de tratamento com maior dose de estatina. Outro resultado do estudo foi que melhoria da inflamação da gengiva esteve diretamente ligada com melhoria na doença aterosclerótica.

Comente agora
03
Out
Mais Médicos: Profissionais parados custarão R$ 3,7 mi ao governo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:31h

Quase 15 dias depois do início oficial da atuação de médicos com diploma estrangeiro, através do programa Mais Médicos, 372 profissionais ainda esperam o registro provisório para começar a atuar. A primeira bolsa-auxílio, no entanto, já será paga na próxima segunda-feira (7). Como o custo por profissional é de R$ 10 mil, o governo federal gastará pelo menos R$ 3,7 milhões com médicos ainda não começaram a trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O valor não inclui os auxílios moradia e alimentação, despesas de responsabilidade das prefeituras inscritas no programa. Segundo o Ministério da Saúde, os gastos com os médicos, mesmo que parados, já estavam previstos no planejamento do programa. Até o fim do ano, o governo informou que destinará R$ 542 milhões ao Mais Médicos. O programa já funciona em sistema de emergência, sem a exigência de licitação para hospedagens e passagens aéreas. De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, foram entregues apenas 257 dos 504 pedidos de registro profissional provisório feitos pelo Ministério da Saúde aos Conselhos Regionais de Medicina, cujo prazo máximo de análise expirou na última terça-feira (1º). Informações do R7.

Um comentário
03
Out
Serviços gratuitos combatem câncer de mama no 'Outubro Rosa' na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 14:28h

A partir desta quinta-feira (3), diversas entidades de Salvador promovem serviços gratuitos para a detecção e combate ao câncer de mama. As ações fazem parte da campanha 'Outubro Rosa', promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país. Um caminhão itinerante percorre ruas de Salvador oferecendo exames para mulheres com mais de 40 anos. O projeto tem o objetivo de realizar 140 exames diariamente, por meio de três unidades móveis. O programa inclui ações voltadas para a prevenção e tratamento do câncer de mama, como realização de cirurgias e quimioterapia. (G1)

Comente agora
03
Out
Diretor da 4ª Dires diz que prefeito S. A. de Jesus está mal assessorado, mal informado e mal intencionado
Postado por: Bruna Leal / 10:17h

Na manhã desta quinta-feira, 3, o coordenador da Quarta Dires, Dr. Everaldo Júnior, em entrevista à Rádio Recôncavo FM, falou sobre a situação do Hospital e Maternidade Luiz Argolo, especificamente sobre o atraso do repasse da prefeitura à unidade. Ao ouvir os depoimentos dados pelo prefeito Humberto Leite, Dr. Everaldo afirmou que o mesmo está mal informado, mal assessorado e mal intencionado. “O governo do Estado fechou recentemente um contrato com a Santa Casa, cujo valor é de R$ 900 mil e já repassou para o Hospital, e nem por isso houve exigência de certidões, como é que o Estado paga um valor bem maior desde do dia 4, e o município não acerta um recurso bem menor querendo exigir atestados? , questionou. Ele explicou que quando se trata de SUS, existem muitos serviços pactuados. Muitos recursos que são depositados na conta de Santo Antônio de Jesus não são seus exclusivamente, afirmou, completando que a cidade se propôs a vender serviços de saúde a algumas cidades da região. Nas áreas de média e alta complexidade, Dr. Everaldo informou que o município recebeu R$ 12. 472 .568, 00 e dentro desse valor, a maioria dos municípios pactuou com Santo Antônio de Jesus.

ATRASO SALARIAL: Os servidores do hospital procuraram a Quarta Dires, a fim de falar sobre salários que estão atrasados há 2 meses. O coordenador do órgão salientou que o dinheiro que a prefeitura repassa para o hospital não sai da conta do município, vem via pactuação do Fundo Nacional de Saúde. O município é apenas o executor. O coordenador da Quarta Dires defendeu a administração do hospital dizendo que a mesma está bem intencionada e está fazendo uma gestão transparente. “Nós somos testemunhas disto”, destacou. Nesta quinta-feira, 3, ocorre uma reunião, com a presença de representantes da Dires de 33 municípios, a fim de tratar das questões referentes à urgência e emergência do Hospital Regional e do Hospital Luiz argolo, bem como a situação salarial dos funcionários deste último.

  1.  Redação Voz da Bahia - Bruna Leal
Comente agora
02
Out
Vereador sobre Santa Casa: “Humberto, quando diz que vai apertar, ele está apertando a Maternidade de SAJ"
Postado por: Samile Damasceno / 16:58h

Diante dos últimos ocorridos no que diz respeito ao Hospital e Maternidade Luis Argolo, em Santo Antônio de Jesus, em que funcionários estão com salários atrasados, o vereador Délcio Mascarenhas (PP) se pronunciou através da Rádio Recôncavo FM e se mostrou preocupado com a situação. Délcio argumenta que a Santa Casa é uma instituição centenária, patrimônio do município e é a única instituição deste município reconhecida pelo Conselho Nacional de Filantropia, sem fins lucrativos. “Não sei por que o prefeito Humberto Leite (PDT) se mostrou preocupado, se mostrou nervoso desnecessariamente, inclusive fazendo ameaças à Santa Casa, dizendo que vai apertar a unidade. Eu quero alertar para Humberto, que quando diz que vai apertar, ele está apertando a Maternidade de Santo Antônio de Jesus, a qual atende também a região. Caso essa maternidade aperte, as nossas crianças vão nascer onde?”, questionou.

O edil explica que o valor de R$ 360 mil reais que a Santa Casa recebe “não é da prefeitura. É da alta complexidade que meramente a prefeitura recebe e repassa para a Santa Casa”. Délcio lembra que até o dia 31 de dezembro de 2012 a Santa Casa recebia R$ 360 mil reais da prefeitura mais um convênio de R$ 40 mil reais mensal, “convênio este que até o momento a prefeitura não pagou. Dessa forma, o prefeito não está fazendo mais do que a obrigação dele em repassar essa quantia, pois é uma verba ‘fundo a fundo’”, assegurou. O prefeito também assinalou em entrevista que a verba ainda não foi repassada devido a reprovação na certidão, mas, para Délcio, ouve equívoco nesse ponto, uma vez que a certidão precisa estar em dia na data da nota fiscal. “A nora fiscal foi encaminhada no dia 09 e esses recursos o Ministério da Saúde repassou para a prefeitura no dia 04 de setembro”, pontuou. 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

2 comentários
02
Out
Índice de infestação da dengue cai 50% em Salvador, diz prefeitura
Postado por: Samile Damasceno / 16:16h
Novo estudo sobre a situação da dengue em Salvador, quando foram visitados mais de 136 mil imóveis, revelou a redução de 50% do Índice de Infestação Predial (IIP), de 4,2% em junho para 2,1% este mês. Os dados foram apresentados pela prefeitura de Salvador, na tarde desta quarta-feira (02). Segundo a nota, o resultado, que caracteriza a cidade em alerta para ocorrência de uma epidemia da doença, pode ser atribuído às intensificações das atividades do Centro de Controle de Zoonoses casa a casa, além dos mutirões de limpeza realizados entre os meses de julho e agosto em seis Distritos Sanitários prioritários no combate à doença por registrarem alto índice de infestação: São Caetano/Valéria, Subúrbio Ferroviário, Boca do Rio, Cabula/Beiru e Pau da Lima. Conforme os números oficiais, durante os mutirões, foram recolhidas das ruas e dos 2.800 imóveis visitados quase 520 toneladas de lixo e materiais inservíveis, além dos 4.500 depósitos de larvas tratados e 5.100 outros eliminados. De acordo com o secretário Municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, o levantamento servirá para nortear as próximas ações executadas pela pasta.
Comente agora
02
Out
Provedor do Hospital Luis Argolo de Santo Antônio de Jesus nega que prefeitura repassa quantia de R$ 33 mil reais por semana
Postado por: Samile Damasceno / 15:56h

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, Aurelino Reis, conhecido Léo da INACLAP, em entrevista cedida à Rádio Recôncavo FM, negou as informações dadas pelo prefeito Humberto Leite na manhã desta quarta-feira (02). Segundo o gestor municipal, a prefeitura realiza o repasse de R$ 33 mil reais por semana para pagar os plantões nos fins de semana. “Isso que ele falou é uma inverdade. Nós só recebemos duas parcelas de R$ 30 mil reais, uma no mês de julho e outra em agosto e não recebemos nenhuma parcela no mês de setembro”, disse. A respeito do valor de R$ 800 mil reais, valor este que o prefeito afirmou que a entidade recebeu do Governo Federal, Leo afirma que ao chegar à Santa Casa havia uma sala fechada com dez leitos de UTI, pertencente ao grupo Ges Saúde. “Adquirimos todos os equipamentos que estavam dentro da UTI estipulado no valor de R$ 1 milhão de reais. O Governo do Estado repassou a quantia de duas parcelas de R$ 500 mil reais direcionados para pagar o grupo Ges, esse dinheiro veio para a Santa Casa e a gente devolveu para a Gestão de Saúde”, explicou. Ainda nas palavras do entrevistado, a única quantia que o Hospital recebeu foi R$ 360 mil reais, referentes aos serviços prestados nos leitos da UTI. O provedor afirma estar ciente de toda a parte financeira da Instituição e acompanha dia-a-dia juntamente com um administrador.

Segundo o prefeito Humberto Leite, a prefeitura não está podendo realizar o repasse, pois a Santa Casa está negativada e que o valor que a prefeitura repassa é de R$ 340 mil reais, mas a Instituição só utiliza cerca de R$ 260 mil reais de serviços prestados. Sobre isso, o provedor afirma que a informação procede quando o gestor disse que o faturamento não chega a concluir o valor integral, “mas existe uma multa dentro do contrato e nós pagamos essa multa no valor de mais de R$ 30 mil reais mensal porque não está sendo fechado os valores integrais”, elucidou. Leo também afirma que o Hospital não está negativado e diz estar aguardando o repasse da prefeitura para atualizar a situação dos funcionários.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
02
Out
Prefeito afirma que repasse para a Santa Casa ainda não foi realizado devido irregularidades na instituição
Postado por: Samile Damasceno / 15:00h

Na manhã desta quarta-feira (02), funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus realizaram uma manifestação em reivindicação por dois meses de salários atrasados, deixando o trânsito lento na Avenida Luiz Argolo e ruas adjacentes. Em entrevista cedida à imprensa, o prefeito Humberto Leite (PDT) informou que fica triste com a situação, uma vez que os funcionários ficam penalizados. Segundo o prefeito em coletiva a imprensa, está havendo algumas divergências e a Santa Casa “realiza menos serviços do que tem que fazer e, por último, não apresentaram uma certidão, um documento necessário. Vamos pagar mais uma vez ao Hospital, mas queremos dessa vez o compromisso, pelo contrário irei fazer uma audiência pública toda vez que acontecer essas coisas”, informou.

Humberto comunicou que o acordo é que a prefeitura realize o pagamento de R$ 341 mil reais e a Santa Casa estão realizando menos de R$ 260 mil reais de serviços. Ainda nas palavras do gestor, o hospital recebeu na semana passado a quantia de R$ 800 mil reais do Governo do Estado. “Com esse dinheiro poderia ter efetuado o pagamento dos servidores da Santa Casa. Soube que pagaram outras coisas, apenas para um fornecer soube que pagaram R$ 500 mil reais e alguns atrasados de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Dessa forma, eles não estão jogando com muita lealdade com os funcionários daquela Instituição”, revelou. Assim, o repasse da verba da prefeitura para a Santa Casa ainda não foi realizado devido algumas irregularidades na documentação do hospital, não podendo realizar nenhum pagamento enquanto as certidões não estiverem aprovadas. “Informo para os servidores que estão com salários atrasados que a prefeitura não atrasou. Foi dado entrada e quando vai conferir os resultados nunca batem. Os valores estão sempre aquém do que é solicitado, além da certidão constar que o Hospital não está apto a receber o pagamento. Mas teve recurso de R$ 800 mil reais e não pagaram os funcionários porque não quiseram”, desabafou o prefeito.

No intuito de resolver o impasse, o SINDSAÚDE se encontra na cidade aguardando uma reunião com representantes da saúde ou até mesmo com o prefeito e o Sindicato chegou até falar que os funcionários alegam perseguição política. Sobre este assunto, o gestor afirma vai desmascarar essas pessoas e “dar nome a cada um. Não existe perseguição política, eles que estão negativos, não têm condições de receber e o dinheiro que recebeu não prestaram contas. O secretário de saúde do Estado, Jorge Solla também será procurado a fim de resolver a situação”, alegou. Humberto ressaltou que a questão do não pagamento dos funcionários da Instituição vem acontecendo há algum tempo, inclusive relatos de funcionários que não recebem 13º salário de 2012 e até mesmo de 2011. “Digo para estes funcionários que quem está querendo ajudar é o prefeito de Santo Antônio de Jesus, então não queiram fazer inimizades comigo, me tratem bem para que eu possa continuar tratando bem a Instituição”, garantiu. Segundo Humberto Leite, a prefeitura também repassa recursos extras de R$ 33 mil reais durante três meses para que pudessem pagar médicos no fim de semana. “Mas aconteceu que não pagaram estes médicos, não houve plantão fim de semana e uma criança morreu por falta de atendimento. Isso me revoltou e eu resolvi endurecer o jogo com o Hospital. Agora só repasso realmente o que está pactuado até a Santa Casa criar juízo”, pontuou. 

  1. Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno
17 comentários
02
Out
Butantã recruta voluntários para teste de vacina contra dengue
Postado por: Samile Damasceno / 14:24h

Foram abertas nesta quarta-feira (2) as inscrições para voluntários que desejam participar dos primeiros testes clínicos de uma vacina contra a dengue no Brasil. Produzida pelo Instituto Butantã em parceria com o National Institutes of Health, dos EUA, a vacina entra agora na fase II, com o recrutamento de 50 voluntários, entre 18 e 59 anos, que nunca tiveram dengue. Os voluntários serão acompanhados por cinco anos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. “Essa é a primeira vez que a vacina será testada no Brasil, que é uma região endêmica”, afirma Alexander Precioso, diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantã. Foram feitos testes nos EUA, mas a doença é rara no país. Ainda não existe vacina licenciada para uso contra a dengue no mundo. Se os testes correrem como o esperado, a ideia é oferecer a vacina a partir de 2018. Os 50 voluntários passarão por testes clínicos e terão de assinar um termo de consentimento. A primeira e única dose da vacina deve ser administrada em novembro. Em 2014, mais 250 voluntários de São Paulo e de Ribeirão Preto serão recrutados - nesse caso, não importam os antecedentes da doença. 

Comente agora
02
Out
Movimento 'Outubro Rosa' oferece mamografia gratuita a partir desta quarta-feira (2)
Postado por: Samile Damasceno / 13:12h

O governo da Bahia lança, nesta quinta-feira (3), às 9h, na Praça Thomé de Souza, o movimento 'Outubro Rosa', ação internacional para alertar a população para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, tipo de doença que mais mata mulheres. Em 2013, além de ter a cantora Ana Mametto como madrinha, a ação ganhará, mais uma vez, o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. O Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, será um dos roteiros do programa, que tem como objetivo realizar mamografias gratuitamente. Uma das unidades estará disponível na universidade desta quarta-feira (2) até o dia 12, das 17h às 17h. O lançamento do programa acontece nesta quarta, às 13h, no campus. Existirão ainda outras três unidades móveis, cada uma com a capacidade de realizar 140 exames por dia. Todas as etapas de prevenção até a cirurgia e o tratamento quimioterápico e radioterápico estão previstas nesta iniciativa. Para receber atendimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades móveis estarão no Conjunto Penal Feminino, no bairro da Mata Escura, na Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, e no Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, no Largo da Lapinha, bairro da Liberdade e em várias outras localidades até o final deste mês. 

Comente agora
02
Out
Exercício físico é tão eficaz quanto remédios para algumas doenças, mostra estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:30h

O exercício físico pode ser pelo menos tão eficaz quanto alguns medicamentos para reduzir o risco de morte em pessoas com derrame cerebral ou com doença cardíaca, mostra estudo publicado nesta quarta-feira (2). Os investigadores da London School of Economics, da Harvard Medical School e da School of Medicine da Universidade de Stanford compararam os resultados de vários estudos para determinar a eficácia do exercício e a dos medicamentos em pessoas com doenças cardíacas, história de acidente vascular cerebral, pré-diabetes e insuficiência cardíaca. Foram analisados 305 ensaios clínicos, envolvendo 339.274 indivíduos, e não foram encontradas “diferenças estatisticamente detectáveis” entre o exercício e o tratamento com medicamentos na redução da mortalidade de pessoas com doenças cardíacas ou sintomas de pré-diabetes, segundo comunicado da revista British Medical Journal, que publicou o estudo online.

Comente agora
02
Out
Remédio para pressão alta pode ajudar a tratar câncer, diz pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:50h

Um medicamento normalmente usado contra pressão alta pode ajudar a combater o câncer ao abrir os vasos sanguíneos em tumores sólidos, segundo um novo estudo. Segundo os responsáveis pela pesquisa, usada em conjunto com drogas convencionais de combate ao câncer, o medicamento Losartan poderia elevar a expectativa de vida dos pacientes. Após testar a técnica com sucesso em camundongos, os pesquisadores pretendem agora dar Losartan a pacientes com câncer no pâncreas para ver se conseguem o mesmo resultado no combate a tumores de tratamento difícil. Atualmente, só 5% dos pacientes com câncer no pâncreas sobrevivem mais de cinco anos após o diagnóstico. Isso ocorre porque somente um em cada dez pacientes com a doença tem um tumor capaz de ser operado.

Comente agora
02
Out
Projetos sobre tratamento do câncer de mama podem ser aprovados neste mês no Senado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:39h
Dois projetos que devem ampliar as políticas de tratamento e prevenção do câncer de mama podem ser aprovados ainda neste mês no Senado. No Outubro Rosa, que prevê eventos para lembrar a importância do diagnóstico precoce da doença, estão na pauta matérias como o PLS 406/2011, que garante acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama para mulheres com deficiência; e o PLS 352/ 2011, que estabelece a inclusão de medicamentos contra o câncer (quimioterapia oral) nos planos de saúde em tratamento domiciliar. Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu uma consulta pública para saber a opinião da população sobre a quimioterapia oral nos Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a senadora Ana Amélia (PP-RS), que propôs o projeto no Congresso, a ANS registrou recorde de sete mil acessos. (Bahia Notícias)
Comente agora
02
Out
Planos de saúde deixam de vender contratos individuais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:19h

As grandes seguradoras de saúde do país vêm deixando de vender planos individuais. E o cidadão comum que procura o benefício fica cada vez mais sem opção no mercado. Flávia é dependente da mãe em um plano de saúde há 16 anos. Quando ficou grávida, não conseguiu fazer um plano individual na mesma operadora para que o filho também tivesse assistência. “Fiquei superpreocupada, fiquei nervosa porque faltava um mês, eu não esperava isso, minha pressão até subiu porque eu tentei colocar ele no plano que eu tenho desde 97 e não consegui”, conta Flávia Tinelli, engenheira. Ela foi obrigada a recorrer a outra empresa, menor. E está pagando caro para que Davi já possa usar os benefícios. “Eu resolvi ficar pagando dois planos de saúde para mim para que ele pudesse ter um sem carência”, explica Flávia.

Comente agora
02
Out
ADAB realiza apreensão de carne clandestina em Castro Alves
Postado por: Bruna Leal - DRT: 6522 / 07:13h

Um comerciante de prenome Cecílio foi preso em flagrante no dia 28 de setembro durante operação da ADAB, em Castro Alves. Ele estava vendendo uma grande quantidade de carne clandestina no município. “O alimento já estava em adiantado estado de decomposição”, informou Luiz Geraldo, gerente da ADAB, em entrevista à Recôncavo FM. De acordo com Geraldo, o produto apreendido foi exposto na rua, para que populares pudessem conferir a situação de perto. Muitos tiraram foto e fizeram comentários. Questionado sobre a maneira como o órgão tomou conhecimento deste caso, o gerente explicou que foi um fato anunciado. Na semana anterior à apreensão, o órgão avisou, por meio de cartazes, que faria uma visita a Castro Alves para tratar do comércio de carne clandestina. Na semana seguinte, especificamente no dia 28, houve a prisão em flagrante.

O senhor Cecílio ficou preso por alguns dias e após pagamento de fiança, foi libertado. Porém, o caso não se encerra assim, será julgado judicialmente. “Não nos traz nenhum prazer prender ninguém nem destruir alimentos num país de famintos. É uma coisa que constrange muito, mas é meu trabalho”, finalizou Luiz Geraldo.

Redação Voz da Bahia - Bruna Leal

Comente agora
01
Out
Comissão aprova Mais Médicos com dispensa de registro em CRMs
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:16h

Diante da leitura de mais um voto complementar, o parecer do relator, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), sobre a Medida Provisória (MP) do Programa Mais Médicos foi aprovado nesta terça-feira pela comissão especial mista que analisa a matéria. Com isso, o texto segue para o plenário da Câmara e depois para o Senado, onde precisa ser votada até o dia 5 de novembro. O relator acatou emendas que sugerem transferir para o Ministério da Saúde a responsabilidade do registro temporário dos profissionais estrangeiros. Atualmente, a autorização é dada pelos conselhos regionais de Medicina (CRMs), mas o governo reclama da demora para liberação do documento. "Estávamos vendo a desobediência dolosa da lei, o que é caracterizado como crime de improbidade. Ou seja, a medida provisória vale como lei, e os conselhos estavam se negando a registrar os médicos.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com