As comentadas


Boa noite , Segunda-feira, 22/12/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

28
Mar
Morre Fernando Carvalho, ex-gerente da ADAB de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:58h

Faleceu nesta quinta-feira (28), Fernando de Jesus Carvalho Filho, médico Veterinário e servidor público do Estado da Bahia por 38 anos, Carvalho também atuou na presidência da Adab (Agência de Desenvolvimento Agrícola da Bahia). Natural da cidade de Castro Alves vinha lutando há alguns meses contra um câncer intestinal em um Hospital na Capital Baiana. o corpo de Fernando Carvalho está sendo velado na manhã desta sexta-feira (28) na Loja Maçônica de Castro Alves, seu sepultamento está programado para hoje a tarde no Cemitério Municipal do referido Município. Familiares e amigos agradecem a todos aqueles que se fazem presentes a este ato de solidariedade. 

 

2 comentários
27
Mar
Tatá Werneck passa mal durante o trabalho e é hospitalizada
Postado por: Letícia Oliveira / 21:28h

  1. Reprodução, Instagram

Tatá Werneck deu um susto nos seus fãs ao publicar uma foto sua no hospital na tarde desta quinta-feira (27). A atriz, que está a trabalho no Sul do país, sentiu algumas dores e precisou ser hospitalizada, mas já passa bem. Bem humorada, ela brincou com o fato de estar vestida de motoqueira. "Do trabalho direto pro soro. Sim, porque normalmente não costumo usar roupas de motoqueira", escreveu na legenda da imagem. Apesar disso, a atriz tem muito o que comemorar. Em uma boa fase na carreira, Tatá Werneck se tornou uma das artistas mais requisitadas da TV Globo e, segundo o colunista de TV Daniel Castro, três atrações da emissora a desejam no elenco. Além disso, ela tem um projeto com o humorista Fabio Porchat o Multishow. A artista também vai comandar um quadro de humor no programa "Caldeirão do Huck" durante a Copa do Mundo, entre os meses de junho e julho. A atriz se tornou querida do grande público ao interpretar a "piradinha" Valdirene, em "Amor à Vida ". Na trama, a humorista ganhou peso e perdeu 6 Kgs assim que a atração chegou ao final. "Engordei muito durante a novela. A comilança da Valdirene era de verdade. Mas tomei vergonha na cara e rezei três pai nossos", disse.

Comente agora
27
Mar
Anvisa divulga lista de remédios que podem subir até 5,68%; veja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:56h

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, autorizou na quarta-feira (26) o reajuste de até 5,68% nos preços de mais de 9 mil medicamentos. O aumento poderá ser feito a partir de 31 de março e terá como referências os preços dos fabricantes praticados em 31 de março de 2013. As elevações de preços são autorizadas em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos. Veja abaixo os medicamentos de cada classe de reajuste, segundo dados são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Clique aqui para ver a lista de medicamentos com reajuste autorizado de 5,68%.

Clique aqui para conferir a lista de medicamentos com aumento de 3,35%.

Comente agora
27
Mar
Recursos Humanos orienta e promove integração entre funcionários do HRSAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:14h

Começar em um emprego exige adaptações a novos ambientes e responsabilidades. Quando se soma a isso o fato de estar em um hospital onde o cuidado com o paciente, o atendimento deve ser humanizado, os desafios de integração são ainda maiores. Buscando formar indivíduos que tenham habilidades para trabalhar em conjunto, considerando que esta é uma das competências essenciais para a instituição, a Psicóloga organizacional Amanda Monteiro, reuniu colaboradores de diversos setores com o objetivo de demonstrar o papel de cada um na realização de um determinado projeto, valorizando cada ideia e sugestão, porém, não deixando de considerar o todo. “Existem pessoas que tecnicamente são excelentes com potencial de crescimento enorme, porém não sabem trabalhar em equipe, não tem um bom relacionamento interpessoal e isso acaba causando a frustração e desmotivação do indivíduo”, disse Amanda Monteiro.

Um comentário
27
Mar
Levantar peso na academia pode aumentar risco de glaucoma
Postado por: Letícia Oliveira / 15:21h

Milhares de pessoas sem o diagnóstico de glaucoma podem se expor ao risco da cegueira se usarem instrumentos de sopro ou pesos na academia, de acordo com principais especialistas da área da visão. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. A falta de um programa de acompanhamento da doença no Reino Unido significa que mais de 600 mil pessoas que apresentam a condição não conheçam o risco que estão correndo, indica o professor Dan Reinsten, que é cirurgião na London Vision Clinic. Embora o glaucoma tenha ligação genética, muitas pessoas desconhecem a presença da doença e podem estar apostando em hobbies que aumentem a pressão nos olhos. O glaucoma ocorre quando o líquido dos olhos não é drenado adequadamente. A região frontal do olho fica cheia de um líquido fluido, chamado aquoso. Ele constantemente circula pelo olho e volta para a corrente sanguínea fazendo constante pressão, e ajuda a garantir a entrega dos nutrientes. No entanto, em pessoas com glaucoma este líquido não escoa corretamente através de uma pequena área chamada de malha trabecular. Em vez disso, ao longo do tempo, por razões não totalmente compreendidas, essa rede de tubos de drenagem fica entupida. O líquido se acumula, colocando pressão sobre o nervo óptico. Isso causa a morte das fibras nervosas,  levando à perda de visão.

Comente agora
27
Mar
Relatório do TCU aponta falhas no sistema público de saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:24h

Diagnóstico feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que a constante falta ao trabalho dos profissionais de saúde provoca impactos substanciais na prestação de serviços hospitalares. O levantamento também aponta que apenas 6% dos hospitais não têm problemas de superlotação, e que 64% das unidades de saúde sempre estão com o número de pacientes maior do que a lotação. Em 81% dos hospitais, o principal problema é a falta de profissionais. O tribunal fez o levantamento em 116 hospitais públicos de todos os estados brasileiros, que concentram pouco menos de 9% dos leitos da rede pública de saúde, e aponta para um desequilíbrio entre o número de médicos das capitais e das cidades do interior. Enquanto nas primeiras há 4,56 médicos por mil habitantes, nas pequenas cidades a proporção é de pouco mais de um médico por mil habitantes. Outro problema grave, apontado no diagnóstico do TCU, é o atendimento de pacientes com baixa gravidade nas unidades de urgência ou de emergência. Dos gestores entrevistados, 58% disseram que metade dos pacientes com atendimento especial poderiam ter os problemas resolvidos na atenção básica. Também foi levantado pelo tribunal que 73% dos gestores dos hospitais analisados acham que a estrutura do seu local de trabalho é inadequada para o atendimento. Além disso, 23% dos hospitais têm equipamentos de alto custo subutilizados ou sem uso, devido à estrutura do imóvel.

Comente agora
27
Mar
SSA: Médicos da maternidade do Hospital Roberto Santos entram em greve
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:49h

Os médicos da maternidade do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (27). De acordo com o sindicato da categoria, os profissionais pedem o aumento do efetivo e melhores condições de trabalho na unidade de saúde. "Estamos protestando contra a escala desfalcada de médicos e a estrutura da maternidade que é muito precária. Falta equipamentos, falta lugar para atender os pacientes. Há quatro anos existe uma proposta de reforma e até hoje não foi colocada em prática", disse Luiz Américo, diretor de comunicação do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). Segundo Américo, casos de urgência e emergência serão atendidos normalmente durante a paralisação. Cerca de 10 a 15 partos de alto risco e 70 a 100 consultas por dia são realizadas na unidade de saúde, de acordo com informações do sindicato. "Nós recebemos os pacientes mais complicados de todo o Estado. Os partos mais complicados são encaminhados para o Roberto Santos", conta. Na quarta-feira (26), a categoria se reuniu com representantes da maternidade e da secretaria Estadual de Saúde. "Nós tivemos uma reunião eles ficaram de fazer um estudo para resolver a situação. Porém, não consideramos essa resposta satisfatória e decidimos pela greve", afirma João Paulo, diretor do Sindimed.

Comente agora
27
Mar
Governo autoriza aumento de até 5,68% no preço de remédios
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:47h

O governo federal autorizou, por meio de uma publicação no Diário Oficial nesta quinta-feira (27), um aumento de até 5,68% no preço de remédios, que passa a valer a partir do dia 1º de abril. No entanto, isso não quer dizer que todo o aumento será repassado ao consumidor. O reajuste será aplicado de acordo com três categorias de concorrência para os medicamentos. No nível 1, estão medicamentos com participação de genéricos igual ou superior a 20% (ou seja, onde há mais briga por espaço no mercado); estes podem ter um aumento de preços de até 5,68%. Os de nível 2, com participação de genéricos igual ou superior a 15% e abaixo de 20%, poderão aumentar os preços em até 3,35%. Já os de nível 3, que são medicamentos com participação de genéricos abaixo de 15% (portanto, com maior concorrência), podem subir até 1,02%. De acordo com o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), no nível 1 estão 53,3% dos medicamentos tabelados, como anti-hipertensivos, remédios para colesterol, diabetes, antiácidos, analgésicos e antibióticos. 

Comente agora
27
Mar
Obesidade e agrotóxicos são principais preocupações da Anvisa, diz dirigente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:11h

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Barbano, elegeu a obesidade e o uso de agrotóxicos como as principais preocupações da agência hoje. Segundo Barbano, que participou na manhã de hoje do Fórum a Saúde do Brasil, promovido pela Folha de S.Paulo, a obesidade precisa ser combatida a partir da vigilância do comportamento alimentar do brasileiro. "É um problema que vamos ter que enfrentar porque não é um remédio que vai resolvê-lo. É preciso entender a obesidade como doença", disse."Outro problema grave no Brasil é a ampliação da utilização de agrotóxicos", afirmou Barbano. O problema preocupa a agência porque, segundo o diretor-presidente, pode ter vínculo direto com o aumento de casos de câncer no país. "Ainda não existem estudos conclusivos capazes de mostrar que estamos em um caminho seguro, que não haja relação direta entre as ampliações do uso de agrotóxicos e do número de casos de câncer no Brasil", disse. "Estamos financiando pesquisas nesse sentido."(Folhapress)

Comente agora
27
Mar
Salvador: Estudante de 24 anos morre vítima de dengue hemorrágica
Postado por: Anacley Souza / 08:00h

Uma estudante de direito de 24 anos morreu vítima de dengue hemorrágica em Salvador na madrugada de quarta-feira (26). A informação foi confirmada nesta quinta-feira (27) por Juarez Dias, coordenador da Vigilância de Emergência e Saúde Pública do Estado da Bahia. Segundo Dias, a jovem, que era moradora do bairro da Pituba, deu entrada no Hospital do Subúrbio no dia 23 de março e depois foi transferida para o Hospital Couto Maia, também na capital baiana, onde faleceu. O coordenador afirma que este é o primeiro óbito por dengue hemorrágica registrado em Salvador em 2014.(TV Bahia)

Comente agora
27
Mar
Funcionários de hospital em Cruz das Almas param atividades
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:26h

Sem receber salário, cerca de 50 funcionários do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas (a 146 km de Salvador), paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 26. Eles reivindicam o pagamento do salário do mês de fevereiro, que, segundo eles, deveria ter sido pago pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (APMI), que administra o hospital. Segundo o secretário de Saúde do município, André Eloy, a prefeitura, através da secretaria de Saúde, tem um contrato com a APMI, onde o município compra serviços de obstetrícia, clínica médica e clínica pediátrica e, em contrapartida a instituição precisa funcionar corretamente. "Infelizmente isso não vem acontecendo. Só no ano passado a prefeitura pagou para a Santa Casa R$ 616.336,69 referentes a dívidas de 2012 deixadas pelo governo passado. No total 3.936.094.09 foram repassados em 2013 a APMI.

Comente agora
26
Mar
Pesquisa: 40% das mulheres jovens não costumam usar camisinha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:15h

Quase 40% das mulheres entre 14 e 25 anos de idade não usam ou quase nunca usam camisinha em suas relações sexuais. Entre os homens de mesma idade, um em cada três declarou não usar o contraceptivo ou usá-lo pouco. Os números foram divulgados nesta quarta-feira no 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo, que analisou o comportamento de 1.742 pessoas com idade entre 14 e 25 anos. O levantamento apontou que quase um terço das mulheres com idade entre 14 e 20 anos engravidou pelo menos uma vez. O índice de aborto neste grupo etário, seja ele provocado ou natural, alcançou 12%, ou seja, uma em cada dez mulheres entre 14 e 20 anos abortou. Entre os homens menores de 20 anos, cerca de 2% declararam ser pai. "Temos aí um problema de saúde pública que não está sendo discutido", disse Clarice Madruga, uma das coordenadoras do levantamento. Segundo ela, a pesquisa demonstra que a juventude assume muitos comportamentos de risco. "Sabemos que a juventude é um período de maior vulnerabilidade e o cérebro não está completamente formado, então, as pessoas se expõem mais e têm menos controle de impulso", disse ela.

Comente agora
26
Mar
Anvisa propõe restrições a venda de clareadores dentais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:02h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quarta-feira que aprovou consulta pública de proposta que prevê a proibição de venda e propaganda de clareadores dentais. O aviso, que deve ser publicado amanhã, propõe que produtos com concentração superior a 3% de peróxido de hidrogênio, ou peróxido de carbamida, passem a ser vendidos apenas com a apresentação de receita. Para o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, Sílvio Cecchetto, os clareadores dentais devem ser tratados como medicamentos, já que podem trazer riscos à saúde se mal administrados. “Antes de usar o clareador, o paciente tem que ser avaliado. o dente já deve estar totalmente formado e deve-se avaliar se existem infiltrações, cáries, uma série de fatores que vão influenciar na administração do produto”, explicou Cecchetto. O especialista explica que as principais reações são o enfraquecimento dos dentes, inflamação na gengiva e sensibilidade a gelado. Ele ainda ressaltou que se o paciente tiver diabetes, tem que estar com a doença bem controlada. Além disso, o tratamento não deve ser feito em mulheres grávidas. 

Comente agora
26
Mar
Dor nas costas é responsável por maior número de incapacitados no trabalho no mundo
Postado por: Letícia Oliveira / 16:00h

Problemas acarretados por dores nas costas representam a principal causa de incapacidade no trabalho no mundo. De acordo como dois estudos publicados nesta terça-feira (25), no "Annals of the Rheumatic Diseases", revista ligada ao grupo British Medical Journal (BMJ), as dores lombares respondem também por um terço dos casos de invalidez. Pesquisadores americanos e australianos usaram estatísticas de 187 países que apontam a lombalgia em 9,4% da população mundial, o que inclui crianças. Ainda segundo os estudos, as regiões mais afetadas são Europa ocidental, norte da África e Oriente Médio, contra uma menor incidência na América Latina e no Caribe. Os pesquisadores também informaram que o problema aumenta com a idade. Segundo um dos estudos publicados no "Annals of the Rheumatic Diseases”, o fenômeno provocará um incremento de pessoas com dores lombares em países menos desenvolvidos nas próximas décadas. Outro estudo, feito com as mesmas estatísticas, conclui que as lombalgias representam um terço dos casos de invalidez provocada pelo trabalho. Agricultores e pessoas com idade entre 35 e 65 anos são o grupo mais vulnerável. Informações da AFP.

Comente agora
26
Mar
Apesar da lei seca, 30% dos jovens já dirigiram depois de beber no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 15:44h

Apesar do recente endurecimento da lei sobre álcool e direção no país, 30% dos homens com até 25 anos dirigiu depois de beber pelo menos uma vez no último ano. É o que mostra o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado nesta quarta-feira (26) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Embora a prática seja bem menos frequente entre as mulheres jovens (4% declararam ter dirigido depois de beber), quase um terço delas já pegou carona com um motorista alcoolizado. O dado mostra que a prática expõe tanto homens quanto mulheres a risco. A pesquisa mostra que os adolescentes de ambos os sexos começam a beber com pouco menos de 15 anos. E um quarto da população menor de idade bebe. Considerando a faixa etária até 25 anos, praticamente metade consome álcool, indica o levantamento. Dos jovens que relataram beber, grande parte faz uso em forma de "binge", ou seja, consome muito (quatro doses ou mais para mulheres, e cinco doses ou mais para homens) em um curto espaço de tempo (cerca de duas horas). Mais de um terço (36%) bebe dessa forma toda semana.

Comente agora
26
Mar
Dados de plano de saúde podem ser comprovados pela internet
Postado por: Letícia Oliveira / 13:23h

O beneficiário agora pode acompanhar suas informações cadastrais nos planos de saúde. Por meio do site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o consumidor pode fazer consultas, emissões de dados e comprovar a veracidade de informações como nome completo, data de nascimento e Cartão Nacional de Saúde. Caso algum dado esteja incorreto, o beneficiário pode informar o erro à agência reguladora, e esta cobrará a correção das informações à operadora. A consulta online possibilita também ao consumidor acessar o Código de Controle Operacional, que é uma espécie de CPF do consumidor na saúde suplementar. A intenção da ANS é que, no futuro, tendo apenas esse número, seja possível consultar o Guia de Planos para fazer a portabilidade e consultar, pela internet, a rede credenciada do plano.

Comente agora
26
Mar
Jovens começam a beber com menos de 15 anos, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 12:41h

Os brasileiros começam a consumir álcool por volta dos 15 anos, três anos antes do permitido pela lei. O dado é do 2º Lenad (Levantamento Nacional de Álcool de Drogas) realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e divulgado nesta quarta-feira (26). O Brasil tem 20% da população com idade entre 15 e 24 anos, ou seja, é um País jovem, mas que consome álcool sem moderação e cada vez mais cedo, sem distinção entre homens e mulheres. A pesquisa foi realizada com 1.742 jovens de 14 anos a 25 anos de 149 municípios do Brasil. Ainda conforme os dados da pesquisa, praticamente metade dos jovens consome álcool e esta taxa é de 26% entre os menores de idade. Entre os que relataram beber, 36% bebem semanalmente, mulheres consomem quatro ou mais doses e homens cinco ou mais. A cerveja é a bebida que mais participa destes eventos sociais.

Cigarro: Sobre o consumo de tabaco, os jovens relataram iniciar concomitantemente com o álcool, por volta dos 15 anos. A pesquisa mostrou que 5% dos meninos menores de 18 anos e quase 18% dos homens entre 18 e 25 anos ainda fumam. A maconha é a droga ilícita mais usada no Brasil, com quase 5% da população tendo consumido a substância no último ano.

Comente agora
26
Mar
Salvador terá R$ 2 milhões para combater DST, HIV e Aids
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:23h

A capital baiana deve receber R$ 2 milhões para ações de vigilância, prevenção e controle do HIV, hepatites virais e Doenças sexualmente transmissíveis (DST). A sinalização da verba foi publicada na edição dessa quarta-feira (26) no Diário Oficial do Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o aporte deve ser destinado para realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, ações de profilaxia pós-exposição por acidente perfuro-cortante e por violência sexual. Além desses, a verba deve servir também para atendimento e acompanhamento às gestantes soropositivas e pessoas que têm o vírus, mas sem complicações. Outras 26 cidades do estado também receberão verba com objetivo de desenvolver ações na atenção básica e nos equipamentos de educação sobre DST e HIV. O critério para a destinação de recursos para os municípios se deu por critérios, como número de casos de Aids, número de casos de Hepatite B e C, e número de nascidos com Sífilis Congênita. Outros pontos que foram lembrados são cidades que já desenvolvem ações de vigilância, prevenção e controle das DST/Aids e municípios com mais de cem mil habitantes. Informações do Correio.

Comente agora
26
Mar
Whey Protein: vilão ou mocinho? Veja dicas de especialistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:18h

Manter ou aumentar a massa magra, melhorar o desempenho físico e reduzir a gordura corporal são alguns dos atrativos relacionados ao uso do Whey Protein, usado especialmente por quem frequenta a academia e vive em busca da boa forma. A substância de fato tem seus benefícios, mas o uso indiscriminado pode causar o efeito inverso – trazendo o ganho de peso – ou comprometer as funções renais. Além disso, a procedência do produto pode enganar. No último dia 19, a Anvisa proibiu a distribuição e a comercialização de dois lotes da marca 100% Whey Protein Top Fuel. O caso não é isolado e já ocorreu outras vezes, como no último mês de janeiro, quando 25 marcas foram avaliadas pelo órgão, após denúncias de irregularidades, e 20 lotes foram retirados do mercado. E como nem sempre ler o rótulo é algo simples para o consumidor, o melhor caminho é a orientação de um profissional antes de incluir um produto deste tipo na rotina. Assim como tudo que é relacionado à alimentação exige equilíbrio, a substância, quando bem utilizada, pode trazer benefícios de acordo com as profissionais ouvidos pelo Terra.

Comente agora
26
Mar
Prioridade para mamografia acima dos 50 ainda gera polêmica
Postado por: Anacley Souza / 07:06h

Entidades médicas e Ministério da Saúde permanecem num impasse quanto à idade recomendada para o rastreamento do câncer de mama por meio da mamografia. Em 2013, contrariando lei que dava acesso ao exame para mulheres a partir dos 40 anos, portaria do Ministério da Saúde baixou a faixa prioritária, fixando-a entre 50 e 69 anos. Em audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o assunto, o representante da Sociedade Brasileira de Mastologia, José Luís Francisco, disse que a mamografia deve ser feita anualmente em todas as mulheres depois dos 40 anos. Enquanto isso, o Instituto do Nacional de Câncer recomenda o exame a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. As mulheres com menos de 50 anos podem fazer o exame pela rede pública, mas, para isso, precisam ter histórico familiar ou sintomas. Francisco ressaltou que o câncer de mama em mulheres mais jovens normalmente é mais agressivo. “A portaria é uma questão monetária, e não científica, disse o médico. Segundo ele, é fundamental diagnosticar e agir contra o câncer de mama enquanto ainda não se pode perceber o nódulo com o autoexame. O presidente do Conselho Científico da Federação Brasileira de Entidades Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, (Femama), Ricardo Caponero, considera o diagnóstico precoce fundamental para a sobrevida da paciente. “Não tem dúvida de que o diagnóstico precoce traz sobrevida." Caponero citou pesquisa feita em Goiânia, segundo a qual 27% dos casos de câncer de mama ocorrem entre os 41 e os 50 anos de idade.

Comente agora
25
Mar
Casos de dengue na Bahia diminuem 91,89% no primeiro bimestre
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:49h

Nos primeiros meses de 2014, houve redução de 91,89% do número de casos de dengue em relação ao mesmo período de 2013, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Os dados foram apresentados nesta terça-feira (25), na reunião do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue. O grupo se reuniu na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador, para compartilhar ações preventivas, prospectar novas ações e debater a situação epidemiológica da dengue. A incidência está concentrada na capital baiana (729), Feira de Santana (296), Itabuna (192), Pintadas (131), Teixeira de Freitas (75), Jequié (66), Porto Seguro (52), Ituaçu (48), Mirante (44) e Barreiras (42). Segundo a Sesab, apenas 28 municípios (6,7%) apresentam aumento do número de casos. (BN)

Comente agora
25
Mar
10 itens do vestuário feminino que podem fazer mal à saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 17:35h
Para estarem sempre bonitas e produzida, as mulheres se valem de diversos recursos, como roupas, calçados, acessórios e muitos outros. Mas toda essa beleza pode acabar sendo prejudicial. É que alguns itens do vestuário feminino fazem mal. Veja quais são e por quê: 
1 – Sapatos de salto alto e bico fino 
Ao caminhar, o peso do corpo fica dividido entre o calcanhar e a parte da frente do pé e a carga concentra-se nos dedos. O resultado são calos, bolhas e dores, podendo chegar ao caso de cirurgia. Outro problema é a dificuldade na flexão da planta do pé, o que prejudica a circulação e potencializa a tendência a varizes. O salto alto causa ainda dores no joelho, no arco anterior dos pés, joanetes, calos, tendinites, unhas encravadas e danos à coluna, como lordose, e outros problemas ortopédicos. Para evitar que isso aconteça, prefira sapatos largos e confortáveis no dia-a-dia. Já os modelos altíssimos devem ser reservados para ocasiões especiais. “O melhor é usar sapatos mais confortáveis, como salto quadrado e grosso, pois dão maior equilíbrio. Os sapatos que têm mais de dez centímetros devem ser evitados. Evite ainda os sapatos com os bicos finos, que podem causar joanete. Os mais saudáveis são os que têm a frente retangular ou redonda”, recomenda o ortopedista Marco Antônio Ambrósio. 
2 – Calcinhas fio-dental
Comente agora
25
Mar
Dores nas costas são principal causa de incapacidade
Postado por: Anacley Souza / 10:45h

As dores lombares são a principal causa de incapacidade no mundo e respondem por um terço dos casos de invalidez provocados pelo trabalho, revelam dois estudos publicados nesta terça-feira, 25. Utilizando estatísticas provenientes de 187 países, pesquisadores americanos e australianos determinaram que a lombalgia afeta 9,4% da população mundial, incluindo crianças. Estes resultados situam os problemas lombares na primeira posição das patologias em relação aos anos de vida sofrendo uma incapacidade, destacam os autores dos estudos. As regiões mais afetadas são Europa ocidental, norte da África e Oriente Médio, contra uma menor incidência na América Latina e no Caribe. O problema aumenta com a idade, um fenômeno que seguramente provocará um forte incremento de pessoas com dores lombares em países menos desenvolvidos nas próximas décadas, adverte um dos estudos, publicado nos Anais de Enfermidades, uma revista ligada ao grupo British Medical Journal (BMJ). Outro estudo, realizado a partir das mesmas estatísticas, conclui que as lombalgias também estão na origem de um terço dos casos de invalidez provocada pelo trabalho. Os agricultores e as pessoas com entre 35 e 65 anos formam o maior grupo de risco, na medida que transportam cargas mais pesadas, trabalham em posições "delicadas" ou estão expostos a vibrações. Precisamente, os agricultores têm quatro vezes maior risco de sofrer problemas lombares que as pessoas que trabalham em outros setores. As estatísticas utilizadas nos dois relatórios foram divulgadas na edição 2010 da Global Burden of Disease, um estudo apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar a mortalidade e a degradação da saúde como consequência das diversas doenças.(Agência AFP)

Comente agora
25
Mar
Canadá detecta caso com sintomas semelhantes ao ebola
Postado por: Anacley Souza / 08:39h

Uma pessoa que apresenta sintomas de febre hemorrágica, semelhantes aos provocados pelo vírus ebola, foi hospitalizada no Canadá pouco depois de ter regressado da África Ocidental, informaram os serviços de saúde canadenses. O paciente regressou recentemente dos países onde se registram casos de ebola, como a Libéria, disse Denise Werker, diretora adjunta dos Serviços de Saúde da província de Saskatchewan (no Oeste do Canadá). “Tudo o que sabemos a essa altura é que temos uma pessoa extremamente doente e que se deslocou a um desses países onde a doença foi detectada”, explicou a diretora em entrevista divulgada pela televisão. Denise Werker referiu-se aos casos de morte por febre hemorrágica na África. Hoje, os serviços de saúde da Libéria indicaram a existência de seis casos suspeitos de ebola, que provocaram a morte de cinco pessoas. Mais 87 casos foram detectados na Guiné Conacri. A diretora canadense informou que o paciente internado está "em situação de isolamento" e as pessoas com quem convive estão de quarentena e já foram submetidas a análises. A pessoa internada desenvolveu sintomas depois de ter chegado ao Canadá, o que significa que não ocorreu o perigo de contágio no avião em que viajou, pois o período de incubação não provoca o risco de epidemia. Ela destacou que os riscos de contágio ocorrem pelo sangue e pelas secreções corporais. Sem ter garantido que se trata do vírus ebola, pois espera ainda o resultado das análises, Denise lembrou que os sintomas são idênticos: febre forte e boca com sangue.(Agência Brasil)

Comente agora
25
Mar
Atriz Patrice Wymore, viúva de Errol Flynn, morre aos 87 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:38h

A atriz Patrice Wymore, mulher do falecido ator Errol Flynn, morreu aos 87 anos de uma doença pulmonar, disse um porta-voz da família na segunda-feira (24). Ela morreu em sua fazenda em Port Antonio, na Jamaica, no sábado, disse Robb Callahan, um representante da família Flynn. A loira atriz nascida no Kansas começou sua carreira nos palcos da Broadway, mas encontrou Flynn, que era mais conhecido por interpretar o protagonista romântico do filme "Olhando a morte de frente", de 1950. Os dois se casaram no fim de 1950 em Nice, na França, e tiveram uma filha, Arnella. Flynn morreu em 1959. Patrice nunca se casou novamente. Outros papéis notáveis de Patrice incluem "King's rhapsody", de 1955, e "Onze homens e um segredo", de 1960, ao lado de Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr. Ela também apareceu em programas de TV, incluindo "The Errol Flynn theater", em 1956, e "Never too young", em 1965. Patrice deixou de atuar em 1970. A atriz deixa um neto, o ator Luke Flynn, único filho de sua falecida filha Arnella.

Comente agora
25
Mar
Estresse pode dobrar o risco de infertilidade nas mulheres
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:25h

O excesso de estresse pode dobrar o risco de infertilidade nas mulheres, alertam os cientistas. Pesquisadores afirmam que aquelas que apresentam elevados níveis de estresse têm metade de chance de engravidar no período de um ano. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail. Eles sugerem que métodos simples de relaxamento, como uma caminhada diária de 20 minutos, pode aumentar as chances de gravidez. A relação entre os hormônios do estresse e a redução da probabilidade de gravidez foi estabelecida por cientistas em 2010. Mas o último estudo é o primeiro a mostrar que tensões mentais e emocionais podem causar a infertilidade, que é clinicamente definida como a falta de sucesso em engravidar após 12 meses de tentativas. Pesquisadores americanos rastrearam 501 casais por um ano e mediram os seus níveis de alfa-amilase, uma enzima na saliva que indica o estresse. Mulheres com altos níveis eram 29% menos propensas a engravidar do que as que tinham baixos níveis. Depois de um ano de tentativas, elas tinham duas vezes menos probabilidade de engravidar, o que é suficiente para serem classificadas como inférteis.

Comente agora
24
Mar
Gordura corporal: saiba de onde vem e para onde vai excesso de calorias
Postado por: Letícia Oliveira / 16:07h

De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira acima de 18 anos está acima do peso ideal. Por isso, não é à toa que muitas pessoas estejam preocupadas em ficar em forma. Segundo especialistas, o fato de perder peso não elimina nenhuma célula de gordura. O corpo humano possui, em média, entre 10 bilhões e 30 bilhões de células adiposas e elas continuam para sempre no organismo. Como a gordura corporal é composta basicamente por calorias estocadas, o jeito mais conhecido para perder peso é queimar mais calorias do que ingerindo elas. O recomendado é fazer isso para que o corpo comece a retirar as calorias que faltam das suas reservas de gordura. Segundo matéria do Gizmodo Brasil, há três processos responsáveis pela queima metabólica. Entre 60% e 70% das calorias queimadas por dia são processadas apenas pelo organismo, sem necessidade de exercícios. É a chamada taxa metabólica basal. Outros 10% a 15% são queimados pelo simples ato de digerir o que se come, o chamado metabolismo digestivo (ou efeito térmico do alimento). Segundo a Active, estes dois representam entre 70% e 85% das calorias. Os últimos 15% a 30% vêm da atividade física, seja na forma de malhação (termogênese associada a exercícios, ou EAT) ou apenas por andar pelo apartamento (termogênese de atividades que não são exercício, ou NEAT).

Comente agora
24
Mar
Conforto e rotina: site lista dicas para dormir melhor
Postado por: Letícia Oliveira / 15:50h

Descanso. Essa simples palavra pode não fazer muito sentido para uma mãe que trabalha, cuida de casa e do filho pequeno. Além de dormir menos, a qualidade do sonho também pode ficar alterada. A falta de repouso torna mais difícil as atividades durante o dia e cria-se um ciclo interminável. A mulher atualmente sustenta a família, enquanto, por vezes, o homem fica encarregado dos cuidados domésticos. No entanto, mesmo nesses modelos de família, a mulher ainda acaba assumindo responsabilidades dentro de casa, além da rotina de trabalho. A privação de sono e descanso pode fazer mal à saúde e, pensando nisso, o Huffington Post litou algumas dicas para enfrentar a rotina atarefada, sem perder o repouso. 

Sua cama é confortável? É difícil relaxar se o seu colchão é irregular. A cama de qualidade é uma necessidade, não um luxo. Vale à pena investir em um colchão que se adapte às suas preferências. Use os mesmos critérios para travesseiros, lençóis, edredons e quaisquer outros acessórios que irão melhorar o seu sono.  

Tenha cuidado com o que você come e bebe à noite. Lanches podem causar picos de açúcar no sangue, resultando em um sono agitado. O álcool pode parecer ajudar, uma vez que induz a sonolência, mas quando metaboliza totalmente vai te deixar acordada. A cafeína também não é amiga de uma boa noite de sono. 

Comente agora
24
Mar
Governo anuncia implantação do teste rápido da tuberculose
Postado por: Anacley Souza / 09:14h

O Ministério da Saúde anuncia hoje (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a estratégia de implantação do teste rápido para diagnóstico da doença na rede pública e os novos números registrados no país. Será às 10h no auditório do ministério. Também será apresentada campanha publicitária de combate e prevenção à tuberculose. O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, o teste rápido para diagnóstico, com capacidade de detectar a presença do bacilo de Kock, causador da doença, em apenas duas horas. O Gene Xpert, como é chamado o teste, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento. Em 2012, o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose. A taxa de incidência da doença no mesmo período foi 36,1 para cada 100 mil habitantes. O Brasil ocupa atualmente o 17º lugar em um ranking de 22 nações consideradas "de alta carga" - onde há grande circulação da doença. No país, a tuberculose representa a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte por doença identificada entre pessoas com HIV. (Agência Brasil)

Comente agora
24
Mar
Sobre elevadores sem funcionamento no HRSAJ, diretor médico afirma: “Em breve os aparelhos serão instalados”
Postado por: Anacley Souza / 00:08h

Após varias denúncias de que os elevadores do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus) não estão funcionando, o diretor médico da instituição Jorge Lima, concedeu entrevista à Voz da Bahia para falar sobre a denúncia. O Hospital é munido de quatro elevadores e todos estão desativados por apresentarem problemas. De acordo com Lima um levantamento foi feito e em breve os aparelhamentos serão instalados, “o que queremos é fazer a substituição dos elevadores um por vez enquanto trabalha-se no outro, até que tenhamos todos os quatro em funcionamento”, destacou. 

Falta de equipamentos: Em relação à falta de equipamentos que impossibilitava a realização de alguns procedimentos, o dirigente informou que existe um aparelho de ortopedia, necessário para fazer algumas cirurgias de quadril, que necessitam de intensificador de imagem e que peças de reposição do equipamento encontra-se com certa dificuldade de aquisição, “para esse aparelho não se encontram peças de reposição com facilidade, nestes últimos dias conseguimos compra-la e em breve uma equipe especializada estará se deslocando a cidade para deslocando-se para realizar a manutenção”, ressaltou. 

Residência Médica: Em relação ao treinamento de estágio dos residentes no HRSAJ, o diretor informou que mantém o recebimento de alunos do Centro de Ciências da Saúde da UFRB, “recebemos um grupo grande de alunos da área de nutrição e enfermagem para cumprimento de carga horária de estágio universitária”, disse. 

Desfalque no Quadro Clínico: Sobre a informação de um desfalque na área de clínica médica, onde um profissional se ausentou por motivos de saúde e mais um para assumir cargo na outra região, Lima disse que o problema já foi sanado e que já houve a contratação de substitutos, “logo estaremos com profissionais a mais. Na semana que vem uma profissional na área de clínica médica estará assumindo funções aqui no hospital”, concluiu.

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Anacley Souza
2 comentários
23
Mar
Parto cobrado à parte pode levar plano de saúde a ser multado
Postado por: Anacley Souza / 18:30h

Planos de saúde podem ser multados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) caso tenham médicos conveniados que cobrem por fora para realizar partos, a chamada taxa de disponibilidade. A cobrança foi criada pelos médicos há aproximadamente dois anos para garantir que o obstetra esteja presente na hora do parto, seja ele normal ou cesárea, e tem o aval do CFM (Conselho Federal de Medicina) e do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo). A ANS diz que a cobrança é ilegal e pede que as pacientes denunciem os casos. Como não tem alçada sobre médicos, a ANS penalizará os planos para que passem a fiscalizar e punir os profissionais, descredenciando-os de seus quadros, por exemplo. As multas, que começaram a ser aplicadas em 2013, variam entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. ANS diz não ter um número exato de denúncias e de multas aplicadas, já que estão em meio a todos os casos de recusa de atendimento. A agência define como cobertura mínima obrigatória dos planos o pré-natal, o trabalho de parto e o parto em si. No ano passado, o CFM emitiu um parecer favorável à cobrança da taxa. “Um trabalho de parto pode durar de dez a 12 horas e o médico não recebe por isso.

Comente agora
23
Mar
Vacina contra dengue pode ser disponibilizada até setembro deste ano
Postado por: Anacley Souza / 15:28h

Uma nova vacina para evitar a dengue poderá ficar disponível no mundo a partir de setembro deste ano. A vacina poderá imunizar os quatro tipos do vírus que causam a dengue, inclusive, a mais grave: a hemorrágica. Para ser liberada, a vacina precisa de aprovação de uma comissão escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A avaliação será realizada pelo laboratório Sanofi Pasteur. A pesquisadora baiana Glória Teixeira, médica infectologista e membro do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba), participará da comissão. A pesquisadora diz que a doença atigne todos os países do mundo, inclusive os mais ricos. Outros imunizantes, segundo ela, estão sendo desenvolvidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com uma industria farmacêutica, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e o Instituto Butantan. Mas os testes ainda estão nas fases iniciais. De acordo com o jornal Correio, a nova vacina deve ser avaliada em junho, em Lion, na França, e em setembro, em Genebra, na Suíça. De acordo com diretora de saúde pública da Sanofi, a médica Lucia Bricks, os resultados preliminares mostram a eficácia da vacina.

Comente agora
23
Mar
Criança envolvida na cozinha se alimenta melhor
Postado por: Anacley Souza / 10:34h

Fazer os filhos comerem coisas saudáveis nem sempre é uma tarefa fácil: a quantidade de tentações industrializadas e coloridas nas gôndolas do mercado e a falta de tempo para o preparo de coisas mais naturais são alguns dos principais empecilhos. Mas a partir do momento que isso se torna uma prioridade, é possível mudar. Leva tempo, exige dedicação, mas tem solução. Quem garante é a engenheira de alimentos e chef Mayra Abucham, que participou recentemente do quadro Meu Filho não Come, do programa Bem Estar. Ela também está à frente do projeto Dedinho de Moça, consultoria em alimentação infantil, que já atendeu cerca de 500 famílias em busca de melhores hábitos neste campo. Segundo a especialista, as famílias que têm filhos tendem a ficar mais abertas para a mudança. “Mudar é difícil, mas os pais querem oferecer um bom exemplo, querem dar uma oportunidade para as crianças em todos os sentidos. E a alimentação é uma delas”, observa. Mayra ressalta que o primeiro passo para convencer as crianças a terem uma alimentação mais saudável é envolvê-las no processo. “Desde conhecer os ingredientes no supermercado, na feira ou na horta, até saber o que está indo na lancheira da escola”, indica. Mas engana-se quem pensa que isso significa dar exatamente o que a criança quer.

Comente agora
23
Mar
SUS vai distribuir gratuitamente remédio para crianças com leucemia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:40h
O SUS vai distribuir gratuitamente remédios como o L-Asparaginase, usado no tratamento contra leucemia infantil. Esse medicamento, que é essencial para a cura da doença, será produzido no Brasil a partir de 2015 por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Até o fim do ano passado, o remédio era comprado pelos serviços do Sistema único de Saúde (SUS) habilitados em oncologia. Porém, nessa época, a empresa brasileira que o distribuía informou ao governo federal que o produtor estrangeiro havia interrompido a fabricação e que os estoques durariam somente até meados deste ano. Por conta disso, o Ministério da Saúde investiu R$ 17,6 milhões na compra de 52,3 mil frascos, quantidade suficiente para suprir toda a demanda nacional (mais de três mil crianças) por um ano.
Comente agora
23
Mar
Detran vai realizar Junta Médica Especial em Itabuna
Postado por: Anacley Souza / 08:20h

Dando prosseguimento ao atendimento de portadores de necessidades especiais no interior do Estado, os médicos da Coordenação de Saúde (CAS) do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) realizarão nos dias 12 e 13 de Abril de 2014, Junta Médica Especial no Polo de Itabuna. Ela obedecerá aos mesmos critérios da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e visa atender também os candidatos de Itabuna, Eunápolis, Ilhéus, Itamaraju, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. No dia do atendimento é necessário estar em mãos com a carteira de identidade e relatórios atualizados dos médicos assistentes com a identificação da patologia (paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, hemiplegia, triplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membros, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida e outras patologias a critério médico). É importante lembrar que no relatório deve conter informações detalhadas da patologia. Com a iniciativa, o Detran espera criar condições favoráveis para os indivíduos que tenham interesse em adquirir ou renovar a carteira nacional de habilitação; e assim facilitar o atendimento da avaliação pericial do portador de deficiência física, evitando assim seu deslocamento para a capital, considerando que o exame de aptidão física e mental do candidato portador de deficiência será realizado por junta medica especial, conforme Resolução N° 425/12 do CONTRAN.(SECOM)

Comente agora
22
Mar
Pessoas conservadoras comem mais carne, diz estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:19h

Parece simples decidir o almoço ou o jantar. Mas, segundo um estudo da Brock University de Ontario, no Canadá, a escolha por comer carne ou salada pode ser muito mais do que uma refeição e, sim, uma evidência de suas ideologias políticas. Segundo o artigo publicado na revista Personality and Individual Differences, pessoas de tendências mais conservadoras comem mais carne, enquanto aquelas com pensamentos considerados de esquerda costumam escolher mais salada. E, o motivo não é apenas por gostar demais de um churrasco, mas porque a decisão é tomada por um comportamento de se preocupar em manter algumas tradições. Os pesquisadores fizeram uma série de perguntas para mais de 500 adultos sobre suas preferências políticas, relação com os animais e aprovação do consumo de carne. Assim, as pessoas que disseram comer muita carne tinham visões políticas mais direitistas, enquanto os vegetarianos mostraram maior preocupação com a cultura e em como as pessoas são superiores aos animais. 

Comente agora
22
Mar
Renato Aragão volta a ser internado no Rio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:46h

O humorista Renato Aragão voltou a ser internado. Ele deu entrada às 16h deste sábado (22) no Hospital Barra d’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para investigar a origem de uma febre que se manifestou durante a madrugada, conforme mostrou o RJTV. Um exame de sangue constatou que ele estaria com infecção urinária. No início desta semana, Renato Aragão já tinha passado três dias internados devido a um enfarte na quarta-feira (19). Segundo a mulher do humorista, Lílian Aragão, Renato também fez exames no coração e que os resultados foram bons. Ele deve permanecer internado, tomando antibióticos, até segunda-feira (24). (G1)

Um comentário
22
Mar
Ouvido tem microtúneis para sintonizar audição
Postado por: Anacley Souza / 11:30h

Pesquisadores descobriram o mecanismo do funcionamento dos ouvidos para entrar e sair da sintonia em uma conversa, o que nos permite falar com facilidade em uma sala lotada e barulhenta. A audição humana é extremamente hábil em se concentrar em apenas uma voz, mas os cientistas ainda não sabiam como. Eles acreditam, a partir do estudo, que existem minúsculos túneis que ajudam no processo. As informações são do Daily Mail. As descobertas foram publicadas no Jornal Biofísico por uma equipe liderada por Jonathan Sellon, com a participação do cientista Roozbeh Ghaffari e do professor de engenharia elétrica Dennis Freeman. A chave, eles descobriram, é uma pequena membrana dentro do ouvido, denominada membrana tectória. A viscosidade depende do tamanho e da distribuição de poros minúsculos, com apenas algumas dezenas de nanómetros de largura. Esses poros fazem a filtragem mecânica que ajuda a identificar sons específicos. A equipe espera que a descoberta possa levar a melhores aparelhos auditivos e até mesmo microfones para dispositivos como telefones. Grande parte da nossa capacidade de diferenciar os sons é a frequência, disse Freeman.No entanto, William Brownell, professor de otorrinolaringologia no Baylor College of Medicine, disse que este “é o primeiro estudo a sugerir que a porosidade pode afetar afinação coclear”.(Terra)

Comente agora
22
Mar
Diabetes tipo 1 aumenta entre os jovens
Postado por: Anacley Souza / 10:56h

O diabetes é a doença que mais mata no Brasil, e uma das principais responsáveis por complicações cardiovasculares que normalmente terminam em infarto e derrame. Quando não controlada adequadamente, também pode levar à cegueira e amputações de membros. Dados do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), de 2000 a 2010, o diabetes matou mais de 470 mil pessoas, fazendo com que o Brasil atingisse a quarta posição em número de casos no mundo. Atualmente são mais de 13,4 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2, especialmente as obesas e abaixo dos 40 anos. Antigamente o diabetes tipo 2 era associada ao envelhecimento e as pessoas que mais sofriam eram os idosos. Hoje, o Ministério da Saúde faz um alerta devido ao crescimento da doença em pessoas com idade abaixo de 40 anos. O alerta é geral: o perfil mudou, mas os riscos ainda são os mesmos que têm feito os brasileiros se tornarem vítimas precoces de doenças como infarto ou derrame. Conforme a coordenadora de planejamento do Cedeba, Odelisa Matos, a doença tem atingido pessoas jovens devido à obesidade atrelada a problemas com alimentação e histórico familiar. Odelisa ainda reforçou que alimentação inadequada e hipercalórica, aumento da obesidade, sedentarismo e estresse são os primeiros fatores para adquirir a doença. Para chamar atenção dos riscos da diabetes, no próximo dia 24 (segunda-feira), o Cedeba, unidade de média complexidade da rede estadual de saúde, completa 20 anos e faz uma programação para discutir a doença.

Comente agora
22
Mar
População terá exame gratuito de glaucoma na ABM
Postado por: Anacley Souza / 09:57h

A Associação Baiana de Medicina (ABM) e a Sociedade de Oftalmologia da Bahia (Sofba) realizarão, no próximo sábado, 29, o Mutirão de Saúde Triagem de Glaucoma, com medida de pressão ocular para pacientes acima de 40 anos. O atendimento será gratuito e ocorrerá das 9 às 15h, na sede da Associação Baiana de Medicina, em Ondina. Serão distribuídas 100 senhas por turno e é necessário apresentar o RG. No local será realizado o teste de risco, para identificar pessoas com maiores chances de adquirir a doença. Caso o resultado não seja normal, os pacientes serão encaminhados para exames específicos para confirmação do diagnóstico do glaucoma em outro local - e serão orientados. O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada com a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico, é caracterizado pela perda da visão periférica (que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras do nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo.(A Tarde)

Comente agora
21
Mar
Simulado prepara profissionais de saúde para atendimento na Copa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:48h

O treinamento para profissionais de unidades hospitalares começou na terça-feira (18), com aulas práticas e teóricas, numa promoção do Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, em parceria com o governo alemão. A ação conta também com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e do Samu Metropolitano. A mobilização envolveu diversos profissionais, voluntários e funcionários do HGE, além da turma de 80 pessoas, formada por médicos, enfermeiros e gestores de saúde. “Estamos muito orgulhosos da mobilização da Bahia. Foi colocada a simulação em uma entrada alternativa do hospital, e não atrapalhamos a rotina da unidade. Nosso objetivo maior é definir o fluxo, uma comunicação e uma assistência adequada, com rapidez, integrando o Samu e toda a rede hospitalar”, disse a assessora da coordenação da Força Nacional do SUS, Maria da Conceição Costa. Para o enfermeiro e supervisor da emergência do Hospital Eládio Lassèrre, Paulo Soares, o simulado ficará como um legado para o setor de saúde. “Trocamos experiências de atendimento em outros eventos, compartilhamos no treinamento e agora estamos colocando em prática. Espero que este legado fique conosco e que possamos repassar estas informações para que, em uma necessidade real, não apenas na Copa do Mundo, estejamos preparados”. 

Comente agora
21
Mar
Nutricionista de plantão: Edilson Neiva dá dicas sobre alimentação para internautas do Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 18:12h

Pergunta – Muitas pessoas têm refluxo. Esse problema é preocupante?

Dr. Edilson Neiva – Tenho visto o refluxo em muitas pessoas mesmo, inclusive aqui na região. É claro que é preciso procurar um gastro, mas não deixe de procurar um nutricionista, pois a alimentação interfere de maneira muito forte e marcante sobre o refluxo.

Pergunta – O nutricionista passa uma fatia de melancia para o paciente, porém nenhum dos dois tinha sabiam que o paciente tinha um retorno gástrico. Como que de fato o nutricionista trabalha com essa situação?

Dr. Edilson Neiva – É preciso fazer uma avaliação minuciosa, vamos avaliar todo histórico de saúde dele, para que vejamos se a melancia vai poder ou não. Dentro do nível do livro, a melancia não é proibida por ser um alimento líquido e os líquidos favorecerem o refluxo. O outro grande erro do refluxo é se deitar depois das refeições, a pessoa precisa esperar duas horas, aproximadamente.

17 comentários
21
Mar
Olfato pode identificar mais de 1 tri de odores, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 17:44h

Os seres humanos podem detectar mais de um trilhão de cheiros, de acordo com um novo estudo feito pelo Laboratório de Neurogenetics de Rockefeller que considerou o nariz como muito mais versátil do que os ouvidos e os olhos. Antes da pesquisa, cientistas acreditavam na possibilidade de identificar 10 mil odores diferentes, mas a expectativa estava muito abaixo da capacidade real. As informações são do Daily Mail. Uma explicação seria a desatenção dos seres humanos em relação ao olfato, já que no mundo moderno o sentido já não é usado como modo de vida. De acordo com o líder da pesquisa, Andreas Keller, nossos ancestrais valorizavam mais o olfato como meio de sobrevivência. A evolução humana e a transição para postura ereta prejudicaram o trabalho na detecção dos aromas já que os narizes ficaram mais distantes do chão, de onde provem a maioria dos odores.

Comente agora
21
Mar
Cirurgião geral tira dúvidas da população no Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 17:05h

Dr. Antonio Carlos, cirurgião geral, participou do programa Acorda Cidade, na Recôncavo FM, e respondeu perguntas de ouvintes e internautas sobre vários assuntos.

Pergunta – Tenho nove meses de operada, tirei o rim direito, pois estava com câncer, mas sinto muita dor no lado da retirada e nas costas. Isso é normal ou é preciso tomar algum medicamento? (Moradora do Andaiá)

Dr. Antônio Carlos – Infelizmente, esse caso é de gravidade maior, mas que bom que o órgão comprometido foi retirado. Não sabemos quanto tempo ela ficou com esse tumor, mas é preciso saber quanto tempo ele ficou localizado ou se tinha alguma ramificação. Essa dor pode ter aspecto de um tumor residual, ou seja, que voltou na localização e também pode ser algum comprometimento dos nervos, que estão na região lombar. A retirada desse rim se faz pelas costas e às vezes quando se reconstrói essa musculatura, há um pinçamento de nervo ou formação, chamada de fribose, que tem longa duranção e precisa ser investigada. Na grande maioria das vezes com fisioterapia e tratamento medicamentoso, essa dor passa. É preciso de fato voltar ao seu médico dela para que se faça uma reavaliação. Uma coisa que acontece as vezes em pacientes operados de rim é a formação de hérnias incisionais nesses locais, onde é feito o corte. O normal seria operar e não ter dor nenhuma.

2 comentários
21
Mar
Batata frita em temperatura elevada acelera envelhecimento
Postado por: Letícia Oliveira / 13:25h

Os alimentos ricos em amido, como as batatas, quando cozidas a temperaturas superiores a 120°C geram uma reação química que origina produtos tóxicos que aceleram o envelhecimento. A informação foi divulgada pela Academia Nacional de Farmácia da França. Esses alimentos, submetidos a altas temperaturas ocasionam um processo de glicação (soma entre uma proteína e carboidrato) avançada, conhecido como AGE, que pode acelerar o envelhecimento, segundo um estudo dirigido por Eric Boulanger, especialista em Biologia da Universidade de Lille 2. As partes queimadas das batatas fritas e cozidas, assim como do pão tostado, as bolachas, o pão branco e o café, contêm acrilamida, um composto comprovadamente cancerígeno e neurotóxico em células animais, embora não em seres humanos. Um recente estudo americano realizado em homens e animais mostra que esses produtos podem provocar no ser humano problemas de memória similares ao alzheimer. A partir dessa pesquisa, a equipe de Boulanger estabeleceu a existência de um vínculo entre esses produtos e o envelhecimento vascular, que causa maior rigidez nas artérias e hipertensão. Para evitar consequências negativas, os pesquisadores franceses recomendam cozinhar os alimentos com água, vapor ou no micro-ondas, frente ao assado ou preparado na grelha. (EFE)

Comente agora
20
Mar
Número de profissionais no Mais Médicos deve chegar a 13,2 mil até abril
Postado por: Letícia Oliveira / 15:24h
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (20) que o Programa Mais Médicos vai contar com 13.225 médicos atuando em todo país até abril, atendendo à demanda apresentada pelos municípios quando o programa foi lançado, em julho de 2013. “Vamos chegar em abril ofertando os 13.225 médicos conforme havíamos nos comprometido. Pelos critérios da Organização Mundial de Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) isso significa aumentar a cobertura para 46 milhões de pessoas”, disse a presidenta, em discurso em Belém, no Pará, onde anunciou recursos para investimentos em mobilidade urbana. O Pará, segundo Dilma, receberá 537 médicos. A presidenta defendeu o programa e disse que os resultados têm mostrado que o governo acertou na estratégia ao levar profissionais, inclusive estrangeiros, para municípios do interior e das periferias das grandes cidades. “Sabia que ia ter muita crítica, mas tinha certeza que o povo brasileiro ia saber que estávamos no caminho certo. Tenho muito orgulho do Mais Médicos”, disse a presidenta. “É impossível dar saúde de qualidade se você não tem o médico no posto de saúde”, acrescentou. (Agência Brasil)
Comente agora
20
Mar
Estudo: quanto mais músculos, maior a expectativa de vida
Postado por: Letícia Oliveira / 14:27h

Cientistas alertam que médicos não devem se preocupar apenas com peso e IMC, mas também em maneiras de melhorar o índice muscular. Quantos mais músculos, menor é o risco de morte. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Os dados são do site da revista Health. Os pesquisadores analisaram dados coletados entre 1988 e 1994 de mais de 3,6 mil homens a partir de 55 anos e mulheres com 65 anos ou mais. Todos foram submetidos a testes para determinar o índice de massa muscular, que é a quantidade de músculo em relação à altura. Depois de uma década, analisaram quantos tinham morrido de causas naturais. Constatou-se que menos pessoas com altos níveis de massa muscular morreram em comparação com aquelas com índices mais baixos. "Assim, em vez de se preocupar apenas com o peso ou índice de massa corporal, devemos tentar maximizar e manter a massa muscular”, afirmou o cientista Arun Karlamangla. 

Comente agora
20
Mar
Industria baiana é destaque na maior feira do setor farmacêutico‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:52h

Por ter participado de todas as edições da Abradilan Farma & HPC, maior feira nacional do setor farmacêutico, o Grupo Natulab foi homenageado com uma placa nesta quarta-feira, dia 20, durante a abertura do evento, que está sendo realizado entre os dias 19 e 21 de março, em Fortaleza (CE). O diretor comercial Milton Sampaio, representando o presidente Marconi Sampaio, recebeu a placa das mãos do diretor secretário da Abradilan, Vagner Antônio Paschoal Ferreira. Em seguida, o técnico da seleção brasileira de futebol, Luiz Felipe Scolari, fez uma palestra contando sua trajetória de sucesso para um auditório lotado.  Depois da homenagem, a Natulab iniciou os trabalhos na feira, exibindo como maior novidade a sua linha de nutrição esportiva Max Force - Sport Nutrition. A Natulab está investindo na área e pretende ser uma das maiores empresas do segmento nos próximos 4 anos. O gerente nacional da linha Max Force, Ricardo Marcolongo, está presente ao evento, explicando as funções de cada suplemento. Uma das distribuidoras que já vai começar a comercializar os produtos voltados para atletas é a JC Medicamentos, de Goiás, que comprou toda a linha e mais alguns medicamentos, como o Seakalm, um dos líderes nacionais entre os fitoterápicos. Segundo o gerente Wemerson Bernardes, a distribuidora atende 2 mil farmácias no estado de Goiás. 

Um comentário
20
Mar
Homens tomando pílula? Conheça o anticoncepcional masculino
Postado por: Anacley Souza / 11:16h

Você já parou para pensar que é sempre a mulher quem deve se preocupar com os métodos anticoncepcionais? Se você é mulher, certamente já deve ter pensado como isso é injusto, dizendo para você mesma a velha e boa frase “por que ninguém inventa um anticoncepcional masculino?”. A novidade é que agora eles existem! E podem ser feitos em forma de injeção ou pílula.

A nova “pílula masculina” : Em Melbourne, na Austrália, pesquisadores avançaram recentemente na criação de uma “pílula masculina”, que impede que o homem engravide sua parceira. Os cientistas australianos descobriram como interromper o esperma de forma reversível, sem alterar o desempenho sexual do homem. Os pesquisadores realizaram testes em camundongos, e o resultado foi bastante positivo: o esperma dos camundongos acaba ficando “armazenado” durante a relação sexual. O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Na verdade, esta não é a primeira vez que cientistas tentam desenvolver um anticoncepcional masculino.

Comente agora
20
Mar
Continua suspensa propaganda de produto que prevê melhora no desempenho sexual
Postado por: Anacley Souza / 10:48h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (20) no Diário Oficial da União mantém suspensa a propaganda do produto Xtrasize que alega melhoria do desempenho sexual. De acordo com o texto, o produto está registrado na Anvisa pela empresa Fitoway Laboratório Nutricional na categoria novos alimentos e novos ingredientes. “Permanece em vigor, como medida de interesse sanitário, a suspensão da divulgação de todas as propagandas em qualquer tipo de mídia, inclusive no site www.xtrasize.com.br, que alegam propriedades funcionais, tais como o crescimento peniano ou melhoria no desempenho sexual.” A resolução entra em vigor nesta quinta-feira.(Agência Brasil)

Comente agora
20
Mar
Direção do CAPS de S. A. de Jesus responde denúncias de falta de medicação e qualidade na alimentação dos usuários
Postado por: Anacley Souza / 09:58h

Após várias denúncias de falta de medicamentos nas unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) em Santo Antônio de Jesus, a Diretora do Centro, Fabiana Andrade, em entrevista a Rádio Recôncavo FM falou sobre o assunto. Segundo Fabiana, alguns medicamentos estão em falta devido a um atraso do fornecedor do Estado. Ela informou ainda que a Secretaria de Saúde já entrou em contato com a distribuidora e em breve as farmácias estarão munidas das medicações que faltam. “Em um quantitativo de 60 medicações apenas cinco delas estão em falta devido ao atraso na distribuidora. Não é algo a ser generalizado”, salienta. Fabiana ressaltou também que o problema não é somente no município mais em toda Bahia, “a carência foi divulgada em rede estadual. Infelizmente a falta se dá nas medicações em que temos mais saída e em função disso, a população que necessita dos remédios fazem suas reclamações. Não é só um déficit em Santo Antônio de Jesus, outras cidades também estão sofrendo com o atraso na distribuição”, fala. 

Denúncias sobre a qualidade da alimentação, limpeza e lazer no espaço do CAPS: Na oportunidade o Enfermeiro responsável pela unidade, Josué Júnior, disse que em virtude disso, um equívoco está acontecendo e salientou que preza no bom atendimento aos pacientes e que o CAPS é salvaguardado de um leque de profissionais competentes responsáveis pelo bem estar, lazer e alimentação dos atendidos na unidade, “somos agraciados por psicoterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais, para atender aos pacientes. Um leque de atividades é oferecido”, informa. Em relação à qualidade da alimentação, visto que denúncias surgiram de que além da má qualidade estava sendo racionado, Josué disse que no que tange a quantidade e a qualidade da alimentação não houve alterações no cardápio, afirmando que nenhum paciente procurou a diretoria para se queixar sobre o fato, “o que vemos lá é a demonstração na satisfação do que é oferecido na alimentação dos pacientes. São 3 refeições diárias que são inspecionadas por nutricionistas, em um cardápio variado e balanceado”, fala. Ainda de acordo a diretora, semanalmente o cardápio é redigido por um nutricionista para melhor atender os usuários.

3 comentários
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com