As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 29/04/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

24
Set
Antidepressivo tem lote suspenso pela Anvisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:30h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, em publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23), a distribuição, comércio e uso do lote 688317 do medicamento Venforin (cloridrato de venlafaxina), 150mg, com validade até outubro de 2016. Produzido pela EMS Sigma Pharma, o remédio é indicado para tratamento da depressão, incluindo ansiedade associada, prevenção de recaídas e recorrência da doença, segundo a Agência Brasil. O lote citado, entretanto, contém em sua embalagem blisters do medicamento Itraspor (itraconazol) 100 mg, indicado para o tratamento de infecções fúngicas. De acordo com a Anvisa, o próprio fabricante comunicou o recolhimento voluntário do lote após a confirmação da troca de

Comente agora
24
Set
Diretor divulga nota de esclarecimento sobre sua saída do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:04h

Venho informar o meu desligamento do Instituto Fernando Filgueiras e, consequentemente, da administração do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Estivemos à frente da direção da Unidade desde a sua inauguração, 21 de dezembro de 2009,de lá para cá, nosso trabalho sempre esteve voltado para o aprimoramento profissional dos nossos colaboradores com foco na satisfação dos pacientes, para que assim os usuários do SUS tivessem um  atendimento de qualidade, qualidade esta que sempre fez parte da essência do nosso trabalho. Os programas de melhoria da qualidade elaborados pela Instituição ajudaram a diminuir em até90% os índices de ociosidade nas enfermarias, ambulatórios e nos centros cirúrgicos.

Com profissionais experientes na atuação em administração hospitalar, tivemos  como fundamento básico “reconhecer e eleger o paciente em primeiro lugar”. Por conta disso, adotamos ações voltadas para a satisfação do cliente que valorizam o ser humano. Entre as estratégias foram incluídas a motivação, o comprometimento, a maximização do aproveitamento do potencial individual e grupal, além da capacitação para a produtividade.

Comente agora
24
Set
Alimentos seca-barriga: o top 5 do momento pra detonar gordura localizada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:57h

Você até consegue perder peso, mas a pancinha é mais grudada em você do que sua melhor amiga? Normal, gente! Eliminar a gordura localizada não é das tarefas mais fáceis, até mesmo pras ratas de academia, mas dá pra dar uma forcinha pro destino incluindo alguns alimentos-chave na dieta e mantendo a saúde mental em dia - isso mesmo. “Vários fatores são causas do acúmulo de gordura na região abdominal, como o aumento do hormônio cortisol, que é provocado pelo estresse. Culpe também a má alimentação e falta de exercícios físicos, claro”, explica a nutricionista Luisa Wolpe Simas (PR).

Veja, a seguir, a lista preparada pelo nutrólogo Romualdo Lima (RJ), dos alimentos que ajudam a queimar a gordura abdominal: 

Pimenta - a capsaicina, que dá a sensação de calor quando comemos algo apimentado, diminui os níveis de gordura no sangue e o acúmulo de gordura. Um dos alimentos termogênicos mais conhecidos, a pimenta aumenta a temperatura do nosso corpo temporariamente, fazendo com que o organismo queime gordura. “Alimentos termogênicos podem impulsionar o metabolismo em até 5% e aumentar a queima de gordura em até 16% e podem até ajudar a reverter a diminuição da taxa metabólica, que muitas vezes ocorre durante a perda de peso”, explica Romualdo, conhecido como Dr. Doc.

Goji berry - originária do Tibete, essa frutinha é uma maravilha pra saúde: riquíssima em vitamina C, ela melhora o sistema imunológico e tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Ou seja, ajuda a derreter os pneuzinhos e reduzir a celulite.

Comente agora
24
Set
Oito truques para acordar mais cedo e ser mais produtivo
Postado por: Samile Macedo / 07:00h

De acordo com vários estudos desenvolvidos, acordar cedo é uma das melhores formas para conseguir ser mais produtivo. Mas acordar cedo não é para todos. Se não é de todo uma pessoa madrugadora, mas até gostava de acordar cedo para investir na sua produtividade, siga estes truques reunidos pelo Huffington Post.

1. Acorde apenas um minuto mais cedo todos os dias. O corpo precisa de tempo para se habituar ao seu ‘novo horário’, por isso vá programando o alarme para um minuto mais cedo a cada dia.

2. Motive-se ao conquistar pequenas vitórias. Em vez de estabelecer a meta de acordar duas horas mais cedo, tente acordar meia hora mais cedo. Quando alcançar esse objetivo terá gerado uma pequena ‘vitória’ que lhe dará ânimo para progredir até à sua meta final que era acordar duas horas mais cedo.

3. Use a pressão para acordar a horas. Marque uma reunião logo de manhã com outras pessoas madrugadoras. Como não os quer deixar ‘pendurados’ à sua espera vai fazer um esforço extra para acordar cedo e chegar a horas. 

Comente agora
24
Set
Capital: Real Sociedade deve decidir rumo do Hospital Espanhol nesta sexta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:48h

A Real Sociedade Espanhola de Beneficência, administradora do Hospital Espanhol, deve decidir o futuro da unidade de saúde nesta sexta-feira (25). A informação é da Price Waterhouse e Coopers (PwC), empresa de consultoria que acompanha as negociações. No último dia 15, o Conselho de Administração da organização divulgou um comunicado informando o recebimento de uma proposta para aquisição do hospital e estabeleceu o período de sete dias corridos para que outros investidores pudessem se manifestar. Fontes próximas à negociação informaram ao Bahia Notícias que a parte interessada na compra da unidade é a Promédica. A Real Sociedade impõe como requisitos mínimos para aquisição do hospital a reabertura do hospital, a satisfação das dívidas trabalhistas e o atendimento ao associado da instituição. (por Estela Marques - BN)

Comente agora
23
Set
No Brasil, 53% dos partos cesáreas são agendados ainda no pré-natal
Postado por: Anacley Souza / 20:37h

Cesáreas agendadas sem necessidade colocam em risco a vida da mãe e do bebê. Ainda assim, um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 53,5% dos partos realizados no Brasil foram marcados ainda durante a fase de pré-natal. Entre os nascimentos realizados na rede pública, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), 35,79% foram agendados. Na rede privada, a taxa é mais que o dobro: 74,16%. Os dados são do terceiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde, feita em 64 mil casas em 1.600 municípios do país entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. "As cirurgias cesarianas agendadas, feitas sem a indicação técnica adequada, sem que a mulher sequer entre em trabalho de parto, aumentam a probabilidade do surgimento de problemas respiratórios para o recém-nascido, em 25% os óbitos infantis neonatais e triplicam o risco de morte materna", ressalta o ministro da Saúde, Arthur Chioro. A recomendação do Ministério é que a via de parto seja uma decisão tomada em conjunto pela mulher, pelo profissional de saúde, que pode ser o médico, a enfermeira obstetra ou a obstetriz.

Parto e grau de escolaridade: A pesquisa constatou ainda que a maior parte das mães que teve cesárea agendada tem maior grau de escolaridade;

Comente agora
23
Set
Uma alimentação saudável pode evitar a depressão
Postado por: Anacley Souza / 19:15h

Um novo estudo, publicado recentemente na revista científica BMC Medicine, revelou que uma dieta rica em vegetais, legumes, peixes, castanhas e nozes pode ser grande aliada para evitar a depressão. Além disso, de acordo com a pesquisa, é essencial evitar o consumo de carnes processadas e alimentos de redes de fast food. Os pesquisadores da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, acreditam que a relação entre alimentação saudável e redução no risco de depressão pode ser explicada pelo fato de que o alto consumo de micronutrientes como vitamina B, ácido fólico e zinco, estimulam a saúde do cérebro. Uma alimentação menos nutritiva, contudo, pode causar mais riscos de desenvolver a doença. Para realizar o estudo, os pesquisadores perguntaram a 15 000 universitários espanhois, sem diagnóstico de depressão, como era o hábito alimentar de cada um deles. Oito anos depois, foi descoberto que 1 550 participantes utilizavam antidepressivos ou foram diagnosticado com a doença. A partir das informações coletadas, os autores do estudo descobriram que aqueles que mantiveram uma alimentação saudável apresentaram um risco até 30% menor de depressão, em comparação com aqueles que se consumiram alimentos menos saudáveis.

Comente agora
23
Set
Cada pessoa tem 'nuvem' particular de micróbios, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 18:34h

Neste exato momento, você está envolto por uma "nuvem" única, formada por milhares de bactérias, suas próprias bactérias, segundo um estudo feito por cientistas da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos. Ao entrar na nuvem de uma outra pessoa, você é atingido por uma "chuva" de bactérias em sua pele e vai respirá-las, até chegarem ao seu pulmão. Essa descrição está em um estudo, divulgado na publicação científica PeerJ, que analisou 11 pessoas e concluiu que é possível identificá-las pelos micróbios. Outras pesquisas já haviam mostrado a extensão do nosso microbioma - conjunto de bactérias, vírus e fungos no nosso corpo. Esse grupo pode ser transmitido por meio de contato direto, pelo ar ou por células mortas presentes na poeira. Os participantes do estudo permaneceram em uma câmara fechada por quatro horas, onde o ar era bombardeado para dentro por meio de um filtro, para evitar contaminação. Já os filtros dentro do cômodo coletavam amostras da "nuvem" das pessoas. E cientistas então analisaram as bactérias coletadas. "Acreditamos que vamos ser capazes de detectar o microbioma humano no ar que rodeia uma pessoa, mas ficamos surpresos em descobrir que podíamos identificar a maioria das pessoas do grupo apenas pelas amostras da nuvem de micróbios", disse um dos pesquisadores, Dr. James Meadow. O microbiólogo Ben Neuman, da Universidade de Reading, disse à BBC: "Você pode sentir o cecê ('cheiro' de corpo) de uma pessoa e ainda sabe que todas aquelas coisas estão rastejando em você - que maravilha!" Segundo ele, essa "descoberta nojenta" faz sentido, já que há uma crescente percepção do microbioma, e mostra que, ao trocarmos bactérias, "estamos mudando um ao outro".

Comente agora
23
Set
#ShoutYourAbortion: uma campanha pró-aborto ocupa as redes sociais nos EUA
Postado por: Anacley Souza / 18:24h

A campanha midiática lançada por três ativistas americanas para denunciar os tabus que cercam o aborto viralizou nas redes sociais graças a centenas de mulheres que se animaram em compartilhar sua experiência. A hashtag #ShoutYourAbortion (Grite seu aborto, em português) se tornou popular no Twitter a partir de sábado (19), depois que a Câmara de Representantes aprovou reduzir os recursos da Planned Parenthood, a maior empresa provedora de serviços médicos para mulheres nos Estados Unidos. O aborto voltou ao primeiro plano do debate nos Estados Unidos com os programas eleitorais dos pré-candidatos à Casa Branca. O papa Francisco, que chegou nesta terça-feira (22) ao país, também contribuiu para reavivá-lo no começo do mês, ao perdoar todas as católicas que tiverem abortado. "Comecei o #ShoutYourAbortion porque não me sinto arrependida e não penso em sussurrá-lo", relatou em sua conta no Twitter Lindy West, uma das promotoras do movimento, ao lado de Amelia Bonow e Kimberly Morrison. West contou ao jornal britânico The Guardian sua experiência: "Há quase cinco anos, tomei uma pílula, depois outra, detei na minha cama uma noite e um dia seguidos. Depois, deixei de estar grávida". "Não é nenhum segredo", garantiu. "Simplesmente é algo do que não falamos". Bonow contou à AFP que passou "o dia chorando" quando soube da decisão do Congresso americano. "Muitas mulheres da minha vida e eu nos sentimos destroçadas de que este tema continue sobre a mesa em 2015", ressaltou. Centenas de mulheres se lançaram nas redes sociais para explicar sua vivência usando a hashtag. No entanto, os detratores do aborto não perderam a chance de dar sua opinião. "Estou convencido de que os bebês gostariam de participar da campanha #ShoutYourAbortion, mas foram assassinados e vendidos em pedaços", escreveu o usuário Matt Walsh em sua conta no Twitter.

Comente agora
23
Set
Cardiologista fala sobre Osteopenia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:06h

Osteopenia não é uma doença. É uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea que pode levar à osteoporose, esta, sim, uma doença, que compromete a resistência dos ossos e aumenta o risco de fraturas no fêmur, pulsos e coluna vertebral. Isso acontece porque, sob a aparência de solidez e resistência, nossos ossos estão em permanente processo de renovação. Eles se decompõem e reconstroem constantemente pela ação de três tipos de células: os osteoblastos, responsáveis pela reprodução da matriz óssea que entra na composição de todo o esqueleto; os osteócitos, células maduras que regulam a quantidade de minerais (especialmente de cálcio) no tecido ósseo e os osteoclastos, células gigantes que reabsorvem a massa óssea envelhecida para dar lugar a novas matrizes. Graças a esse potencial de reconstrução do tecido ósseo, é possível restaurar a forma e a função dos ossos, nos casos de lesões ou fraturas, por exemplo. O pico de densidade mineral óssea (DMO) ocorre na terceira década de vida. Depois de alguns anos de estabilidade, o equilíbrio entre produção e reabsorção de células ósseas começa a ficar comprometido e os ossos se tornam mais fracos e porosos. A osteopenia pode afetar mulheres e homens. No entanto, são mais vulneráveis as mulheres com menopausa precoce ou na pós-menopausa, especialmente as brancas e as asiáticas, de baixo peso e estatura, que se ressentem da queda na produção do estrogênio, hormônio feminino que contribui para a absorção de cálcio e estabiliza o metabolismo ósseo.

Causas

Entre as causas da osteopenia, é importante destacar o envelhecimento, que torna os ossos mais porosos e dificulta a absorção do cálcio. Fazem parte dessa lista também fatores genéticos e hereditários, desnutrição, exposição insuficiente ao sol e sedentarismo. A osteopenia pode ser, ainda, a manifestação secundária de doenças em outros órgãos, como a tireoide, a paratireoide, ofigado e os rins. E não para por aí. O uso prolongado de alguns medicamentos (anticonvulsivantes, corticoides, hormônios tireoidianos), quimioterapia, anorexia nervosa, alcoolismo, cafeína e cigarro podem influir negativamente na qualidade da formação óssea. Nos homens, o problema se agrava depois dos 60, 70 anos, quando cai a produção de testosterona, o hormônio masculino. Leia mais em www.euvaldorosa.com.br

Comente agora
23
Set
SAJ: Médica cubana apresenta gravidade no estado de saúde e é transferida para Salvador
Postado por: Ellen Rocha / 18:00h

A médica cubana Caridad Ivis Prado Suarez que atende no bairro Rádio Clube de Santo Antônio de Jesus, apresentou  problemas cardiológicos e estava internada no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus onde foi constatado que ela teria que fazer cateterismo, processo que é feito para analisar as possíveis complicações que podem ocorrer no coração. Devido a gravidade do quadro de saúde, ela foi enviada para o Hospital Ana Nery em Salvador, pois Santo Antonio de Jesus não oferece essa disponibilidade para o tratamento. Segundo informações, após o procedimento, ela retornará as suas atividades. A reportagem do Voz da Bahia foi informada que a família dela não sabe ainda do que ocorreu com a médica, porque as informações passadas ficam designadas ao Estado pelo programa  Mais Médicos. Segundo a secretaria de saúde a localidade na qual ela atende não irá ficar desamparada será enviado um médico interino para ficar no lugar. 

Redação Voz da Bahia/ Ellen Rocha

Comente agora
23
Set
7 milhões de brasileiros sofrem de dislexia. Entenda o problema
Postado por: Ellen Rocha / 17:42h

“Seu filho é dislexo”. Essa afirmação muitas vezes assusta os pais, que ficam sem saber o que fazer diante do diagnóstico. A perplexidade pode estar associada a uma falta de informação a respeito.O Instituto ABCD ( organização dedicada a gerar, promover e disseminar projetos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem) define a dislexia como um transtorno de aprendizagem, persistente e inesperado. Isso porque a criança não apresenta deficiências intelectuais nem sensoriais que justifiquem essas dificuldades.O distúrbio costuma ser detectado na fase da alfabetização da criança, que apresenta dificuldades de leitura e escrita que também podem afetar a percepção dos sons da fala. A base do problema é genética, ou seja, a dislexia costuma ser hereditária.No Brasil, cerca de 7 milhões de pessoas sofrem do distúrbio, que pode ser minimizado utilizando métodos pedagógicos alternativos, adaptáveis à realidade da criança.Apesar da herança genética – filhos de pais com dislexia têm mais probabilidade de nascer com o distúrbio – outros fatores também contribuem para atenuar ou agravar a forma como a dislexia se manifesta.

Comente agora
23
Set
Ivo Pitanguy é internado no Rio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:46h

O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, de 89 anos, foi internado nesta quarta-feira (23) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Segundo sua assessoria de imprensa, ele deu entrada para realização de exames de rotina (check-up anual). Um dos mais renomados cirugiões do mundo, Ivo Pitanguy viveu um drama familiar recentemente. Em 20 de agosto, seu filho, Ivo Nascimento de Campos Pitanguy, de 59 anos, atropelou e matou o operário José Fernandes da Silva, na Gávea, Zona Sul do Rio.

Filho preso: Segundo a polícia, ele estava embriagado. Ivo Nascimento Pitanguy chegou a ser preso e levado para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste, mas após um habeas corpus foi solto em 27 de agosto. Ele responde em liberdade por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

Comente agora
23
Set
SAJ: Mulher faz apelo para salvar a vida do marido que está precisando de doação de sangue
Postado por: Ellen Rocha / 15:25h

Em entrevista a uma rádio local, a senhora Marcia dos Santos Menezes relata que o seu marido Antônio da Silva, 52 anos, está sentindo muitas dores, portanto precisa fazer uma endoscopia de urgência, mas infelizmente a taxa de sangue está menor do que o esperado, além de não ter ninguém da família com o tipo sanguíneo compatível a do seu marido, os médicos pedem urgência pela gravidade do caso. Em apelo, Márcia pede para que quem tiver os tipos de sangue O- ou B+ que se dirijam ao Hemoba da cidade, ela conta que ele está necessitando de três bolsas para poder fazer o exame. “Quem doa sangue, doa vida”, finalizou.

Redação Voz da Bahia/ Ellen Rocha

Comente agora
23
Set
Segundo secretário, procedimento pode revolucionar exames de imagem na Bahia
Postado por: Ellen Rocha / 14:44h

Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (23), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, explicou o que era o PPP de imagem e comentou sobre investimentos em tecnologia na medicina da Bahia. "Temos essa nova implantação de serviço de imagens à distância, como radiologia, mamografia, tomografia e ressonância magnética, antes restrito a poucos centros de saúde. Estão espalhadas pela Bahia, esses exames são enviados para Salvador e são dados os laudos online. Estamos fazendo isso em várias outras áreas", disse.Segundo o secretário, os serviços estarão à disposição a partir de novembro deste ano e equipes serão treinadas para atender melhor a população. "Vamos passar a oferecer neuro 24 horas, vários profissionais ainda não ficam confortáveis por que não foram treinados, mas há um custo pouco para muito benefício então vamos investir nisso. Nosso programa envolve tecnologia e ela está aí para isso, para que possamos diminuir os gastos".Fábio Vilas Boas ainda falou que o estado investiu cerca de R$ 1 bilhão para investir na área da saúde pública em hospitais da capital e do interior e que os recursos faziam parte da Parceria Público Privada (PPP). "Junto a Dr. Roberto Badaró teremos uma tecnologia de ponta e já pensamos em vários exames nesse setor. Queremos ampliar o atendimento em hospitais baianos nos próximos anos. O projeto deve aumentar a oferta de exames em até 600% até o final do contrato".

Comente agora
23
Set
Chioro ameaça se demitir de Ministério da Saúde após aproximação do PMDB
Postado por: Samile Macedo / 12:09h

Incomodado com a especulação de que seria demitido para abrir espaço para o aumento do PMDB na Esplanada dos Ministérios, o titular da Saúde, Arthur Chioro, procurou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reclamar. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele considerou a possibilidade de entregar o cargo, mas foi demovido pelo ex-presidente. Dentro do PMDB, são especulados os nomes de dois deputados: Manoel Jr. (PB) e Marcelo Castro (PI), com o baiano Lúcio Vieira Lima tendo jogado uma pimenta da disputa. Segundo a publicação, ele disparou em voz alta na reunião que definiria a indicação: “Ministro!”. Três deputados viraram para olhar, Manoel Jr. entre eles. (Folha de S. Paulo/BN)

Comente agora
23
Set
Estudo revela que temos 'assinatura' de bactérias
Postado por: Samile Macedo / 11:58h

Os seres humanos sempre deixam uma pegada em seu rastro. Todos imprimem uma marca por onde passam. Não se trata de carisma, talento ou liderança: são bactérias. Cada pessoa expulsa milhões a cada hora no ambiente, pedacinhos de um ecossistema formado por micróbios que tem características muito pessoais. Em torno de cada um de nós uma aura é formada com esses micróbios, uma nuvem que deixa marcas e pode identificar cada pessoa. "Essas nuvens são suficientemente diferenciadas para permitir a identificação dos indivíduos", disse a equipe norte-americana que acaba de publicar a descoberta. "Até agora, não havia sido demonstrado que os seres humanos emitem uma nuvem microbiana detectável em um ambiente fechado", explicam no estudo. Para provar a existência dessa aura microbiana individualizada, pesquisadores da Universidade de Oregon sequenciaram os micróbios do ar que envolvia 11 pessoas, que foram mantidas por um tempo em uma sala desinfetada. Os resultados mostraram que a maioria dos ocupantes, sentados sozinhos no ambiente, foi identificada simplesmente analisando as combinações únicas de bactérias que estavam no ar à sua volta. 

Comente agora
23
Set
Fisiculturista morre após sofrer rompimento de artéria; especialistas suspeitam de uso de anabolizante
Postado por: Samile Macedo / 11:52h

Um fisiculturista morreu depois que uma artéria do seu peito se rompeu. O eslovaco Andrej Gajdos, de 19 anos, era viciado em academia e chegava a malhar duas vezes por dia. A polícia suspeita de que ele fazia uso de grandes quantidades de esteroides e anabolizantes para alcançar a meta pessoal de ter o corpo parecido com o do astro americano Dwayne Johnson. De acordo com o jornal inglês 'Bristol Post', Andrej morava na Inglaterra e teve um colapso. Paramédicos tentaram reanimar o jovem, mas não tiveram sucesso. Segundo o laudo da autópsia, Andrej sofreu um rompimento da aorta, o que é raro em jovens. O exame constatou ainda que os órgão do slovaco tinham tamanho acima do normal. O coração chegava a pesar 680g, quase o dobro do normal, que é de 400g. A polícia abriu um inquérito para apurar a morte. Nas redes sociais, amigos de Andrej iniciaram uma campanha para ajudar a família dele e alertar para os riscos do uso desproporcional de hormônios. 

Comente agora
23
Set
Entenda a diferença entre treino funcional e musculação
Postado por: Samile Macedo / 09:48h

Agora todo mundo fala em treino funcional. Nos sites de buscas são gerados quase dois milhões de resultados sobre o assunto. As praias reúnem grupos que se dedicam à modalidade que é frisson entre aqueles que se preocupam com a saúde e a estética. Alguns dizem que ela veio para substituir a musculação. Será? Para facilitar o entendimento entre as duas categorias fitness, dois profissionais da área esclarecem as diferenças entre as duas linhas de treino. O treinamento funcional, por exemplo, utiliza dos próprios movimentos do corpo, aqueles naturais em que praticamente se nasce fazendo. Como pular, correr, puxar, empurrar, rodopiar, esticar. Nessa modalidade se trabalha mais a força, o equilíbrio, resistência e agilidade. Então, os movimentos não são mecânicos e precisos como a musculação, que trabalha um músculo específico e isolado. "O funcional vai atuar sobre grupos musculares maiores, gera melhorias cardiovasculares, queima a gordura, portanto promove o emagrecimento e a definição muscular", explica o professor Willian César de Oliveira. O funcional trabalha os músculos mais profundos e utiliza acessórios como cordas, bolas, pneus, cones, varas, entre outros. 

Comente agora
23
Set
Procedimento pode revolucionar exames de imagem na Bahia, revela secretário
Postado por: Samile Macedo / 09:40h

Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (23), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, explicou o que era o PPP de imagem e comentou sobre investimentos em tecnologia na medicina da Bahia. "Temos essa nova implantação de serviço de imagens à distância, como radiologia, mamografia, tomografia e ressonância magnética, antes restrito a poucos centros de saúde. Estão espalhadas pela Bahia, esses exames são enviados para Salvador e são dados os laudos online. Estamos fazendo isso em várias outras áreas", disse. Segundo o secretário, os serviços estarão à disposição a partir de novembro deste ano e equipes serão treinadas para atender melhor a população. "Vamos passar a oferecer neuro 24 horas, vários profissionais ainda não ficam confortáveis por que não foram treinados, mas há um custo pouco para muito benefício então vamos investir nisso. Nosso programa envolve tecnologia e ela está aí para isso, para que possamos diminuir os gastos". Fábio Vilas Boas ainda falou que o estado investiu cerca de R$ 1 bilhão para investir na área da saúde pública em hospitais da capital e do interior e que os recursos faziam parte da Parceria Público Privada (PPP). "Junto a Dr. Roberto Badaró teremos uma tecnologia de ponta e já pensamos em vários exames nesse setor. Queremos ampliar o atendimento em hospitais baianos nos próximos anos. O projeto deve aumentar a oferta de exames em até 600% até o final do contrato". (Metro1)

Comente agora
23
Set
Conheça os alimentos que aumentam o risco de câncer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:40h

A alimentação não é apenas o combustível necessário para o corpo. É um dos aspectos mais cruciais para uma vida saudável, plena e capaz. Quando a alimentação é desequilibrada – seja por escassez ou excesso –, o corpo é que paga e o risco de doenças aumenta a olhos vistos, em especial o câncer, cada vez mais relacionado a maus hábitos diários. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, alguns alimentos conseguem fornecer o ambiente mais propício para que uma célula cancerosa consiga crescer, se multiplicar e atuar. É o caso dos embutidos e enlatados que, quando consumidos com muita frequência, fazem com que as substâncias denominadas de nitritos se transformem em nitrosaminas, uma substância com alto poder cancerígeno e muito ativa no estômago. Segundo a revista Exame, os alimentos ricos em gordura e os alimentos que são ingeridos depois de fritos possuem igualmente um risco elevado de desencadear um câncer, sendo mais perigosos para as mulheres – devido à relação estreita entre estes alimentos e os tumores existentes na mama, útero e ovário. 

Comente agora
22
Set
HPV na gravidez: os riscos que o vírus oferece e as opções de tratamento
Postado por: Anacley Souza / 23:53h

Ministério da Saúde adverte: o papilomavírus humano, o HPV, é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero e a terceira principal causa de morte entre as mulheres no Brasil. "Uma em cada quatro pacientes vai ter infecção pelo HPV em algum momento da vida", calcula o oncoginecologista Ricardo Chazan Breitbarg, do Hospital Samaritano, em São Paulo. Esse agente infeccioso faz parte de uma família de mais de 100 tipos de vírus diferentes. "Desses, 40 atuam na área ginecológica e estão divididos, por sua vez, em HPV de alto e de baixo risco", explica Breitbarg. Os de alto risco são aqueles que propiciam o aparecimento de lesões que podem virar um câncer; já as variantes de baixo risco favorecem os chamados condilomas, que são uma espécie de verruga. Felizmente, é raro que o HPV se manifeste - seja na forma de lesões sérias, seja como verrugas benignas. "Na maioria das vezes, o próprio organismo reage combatendo o vírus", conta Rômulo Negrini, professor de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mas na gravidez, a história é um pouco diferente. Se a mulher já tiver o papilomavírus no seu corpo, a probabilidade de ele dar as caras nesse período é maior. "As alterações hormonais e a menor resistência imunológica da gestante predispõem ao desenvolvimento da doença", esclarece Negrini. O mais comum é que as lesões surjam no primeiro ou no segundo trimestre da gestação, quando a imunidade está comprometida.

O HPV coloca a gravidez em risco?

Estimativas globais apontam que entre 5,5 e 65% das grávidas estejam infectadas pelo HPV. E o Brasil está dentro dessa média. "Um estudo brasileiro mostrou 33,4% das mulheres gestantes têm o vírus", informa Ricardo Breitbarg. A boa notícia é que o papilomavírus não ameaça a evolução da gravidez e nem a saúde do bebê.

Comente agora
22
Set
Médicos residentes fazem paralisação nesta quinta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:04h

Nesta quinta-feira, 24, médicos residentes em todo o país vão paralisar as atividades. A manifestação integra o movimento nacional que reivindica a valorização da residência médica e protesta contra transformações que aconteceram na área após a promulgação da Lei dos Mais Médicos pelo governo federal. A categoria alega que o programa compromete a qualidade da residência médica no país e que há um desmanche da área com o corte de verbas no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Salvador, os médicos realizarão uma manifestação em frente ao Hospital das Clínicas, no bairro do Canela, quando pretendem conscientizar a população sobre a importância da valorização do SUS. Depois do protesto, os residentes vão se reunir no Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA) para discutir os rumos do movimento, em assembleia. Na pauta de reivindicações da categoria, estão a fiscalização imediata de todos os programas de residência do país; fim imediato da carência de 10 meses para que médicos residentes possam usufruir de seus direitos junto ao INSS; garantia de auxílio-moradia; suspensão dos cortes orçamentários; plano de carreira e de valorização para médicos preceptores e plano de carreira nacional para médicos do SUS. (Bahia no Ar)

Comente agora
22
Set
Rui Costa anuncia série de hospitais que serão construídos na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:41h

O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta terça-feira (22), durante o lançamento da Política Estadual de Transplante de Órgãos e Tecidos, que a Bahia terá uma nova leva de hospitais a serem inaugurados em breve: a segunda unidade do Hospital Geral do Estado, o novo Hospital da Costa do Cacau (através de empréstimo do BNDES), e um novo hospital em Feira de Santana “para desafogar o Clériston Andrade”, além do Hospital da Região Metropolitana de Salvador, em Lauro de Freitas, que aguarda autorização do Banco Mundial. "Esses investimentos que estamos fazendo são fruto dos bons indicadores da Bahia que nos permitem contratar empréstimos. Porque nossa capacidade de investimento em caixa agora é zero", disse Rui Costa, que também secundou o objetivo de fazer com que a Bahia seja um dos primeiros estados em número de transplantes no Brasil. (BN)

Um comentário
22
Set
Mulheres acima dos 50 podem usar a reprodução assistida
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:28h

Mulheres com mais de 50 anos que queiram engravidar vão poder utilizar técnicas de reprodução assistida, desde que assumam os riscos do procedimento. A decisão faz parte de resolução divulgada hoje (22) pelo Conselho Federal de Medicinal (CFM) que atualiza as regras para reprodução assistida no Brasil.  O coordenador da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CFM, José Hiran, ressaltou que a entidade continua defendendo o limite máximo de 50 anos para a mulher passar por esse tipo de procedimento. Isso porque, segundo ele, há graves riscos tanto para a mãe, como hipertensão e diabetes gestacional, quanto para o feto, como prematuridade. “Cada caso deverá ser analisado pelo profissional que toma conta do procedimento”, disse Hiran. Outra mudança anunciada trata do uso da reprodução assistida por casais homoafetivos do sexo feminino. As novas regras permitem a chamada gestação compartilhada – quando o embrião gerado por meio do óvulo de uma das mulheres é implantado na parceira. Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Adelino Amaral, a alteração, neste caso, foi apenas na redação, para que não surgissem dúvidas entre casais ou entre os próprios médicos.

Comente agora
22
Set
50 milhões de pessoas têm mau hálito no Brasil
Postado por: Ellen Rocha / 15:00h

Com foco no Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito, datado em 22 de setembro, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) alerta sobre a necessidade de propagar uma educação sobre higiene bucal no País desde a infância até a velhice. O mau hálito atinge 50 milhões de brasileiros, segundo pesquisa realizada pela ABHA, porém 90% das causas são na boca e podem ser tratadas por dentistas qualificados no problema.“A má higiene bucal, além do mau hálito, predispõe a problemas como acúmulo de placa bacteriana, tártaro, gengivite e cáries, que podem proporcionar danos irreversíveis nos dentes e gengivas. Porém, problemas bucais podem resultar em danos mais amplos, como prejuízos na autoestima e na interação social, além de favorecer problemas de saúde graves, como pneumonias aspirativas, dificuldades no controle do diabetes e até problemas cardíacos”, explica Maria Cecilia Aguiar, presidente da ABHA. Segundo uma pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde, cerca de 18% dos adolescentes de 12 anos nunca foram ao dentista no Brasil.

Comente agora
22
Set
Prevenindo o câncer de mama, com o mastologista do IMDI, Dr. Luciano Ramos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:57h

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos. Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia. Leia mais em www.imdimed.com.br

Comente agora
22
Set
Cientistas japoneses criam rim para transplante em laboratório
Postado por: Samile Macedo / 11:47h

Cientistas no Japão anunciaram que estão mais perto de criar em laboratório rins totalmente funcionais, após testes promissores em porcos e ratos. Em um estudo divulgado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS), a equipe de pesquisadores da Universidade Jikei, em Tóquio, explica que os órgãos, desenvolvidos a partir de células-tronco, foram transplantados para os animais e funcionaram como rins naturais no que diz respeito à passagem de urina - anteriormente, essa operação tinha sido um problema, com a pressão da urina causando inchaços.

Fila - O problema foi resolvido com a criação de mais canais para o escoamento do líquido. O anúncio dos cientistas japoneses representa uma esperança para as milhares de pessoas no mundo que estão na fila de espera para transplantes de rim. No Brasil, segundo diversas entidades, há pelo menos 35 mil pessoas na fila. Existem no mundo outros projetos de criação de órgãos em laboratório, mas o que faz o projeto da Universidade Jikei diferente é que ele também inclui a criação de uma bexiga extra. Quando conectada ao aparelho urinário de ratos, o conjunto funcionou por pelo menos oito semanas sem problemas. Os mesmos resultados foram obtidos nos testes com os porcos. "Trata-se de um interessante passo adiante. Os dados relacionados aos testes com animais são fortes", afirma Chris Mason, especialista em células-tronco da University College London. 

Comente agora
22
Set
Vigorexia: distúrbio leva ao desejo pelo "corpo perfeito"
Postado por: Samile Macedo / 11:30h

A primeira palavra que vem à mente quando se está diante de Pradeep Bala é "grande". O indiano de 25 anos tem braços enormes, ombros largos e um grande peitoral. Mas ele não está feliz com seu tamanho. Sua obsessão em conseguir o corpo "perfeito" é, na verdade, um distúrbio de ansiedade pouco conhecido: a vigorexia. Formalmente conhecido como "dismorfia muscular", também é descrito às vezes como uma anorexia ao contrário. Ele se caracteriza por uma incompatibilidade entre o corpo de uma pessoa e a imagem que ela tem de si mesma. Mesmo sendo grande e musculosa, ela se vê "pequena". Para Pradeep, que mora em Londres, no Reino Unido, tudo começou quando ele passou a se comparar aos homens musculosos que ilustram páginas de revistas. "Pensava que, se eles conseguiam ficar assim, eu podia também", diz. Com 1,70m de altura, ele tem um físico que se encaixaria perfeitamente numa revista de fisiculturismo, mas que considera insuficiente. "Definitivamente, sou pequeno. E costumo ser duro comigo. Digo para mim: 'Qual é o seu problema? Olhe para você. Vire homem'", afirma. "Esse diálogo interno faz com que pouco a pouco eu fique mais ansioso e depressivo." A vigorexia pode afetar homens e mulheres, mas costuma ser mais prevalente entre eles. Estima-se que um em cada dez homens que frequentam academias no Reino Unido sofra deste problema, que pode levar à depressão, uso de anabolizantes e até mesmo ao suicídio. 

Comente agora
22
Set
Dieta MIND previne o Alzheimer e outras doenças cardiovasculares
Postado por: Samile Macedo / 10:58h

A dieta MIND combina duas dietas muito conhecidas no âmbito da saúde: a Mediterrânea e a DASH, MIND inclusive é a sigla em inglês para Intervenção Mediterrânea-DASH para Atrasos Neurodegenerativos. O método ganhou visibilidade após a publicação de uma pesquisa na revista científica Alzheirme?s & Dementia: The Journal of the Alzheimer?s que concluiu que a dieta MIND diminui significativamente o risco das pessoas desenvolverem a doença de Alzheimer. Este benefício pode ocorrer mesmo se a pessoa não seguir o método à risca. A pesquisa foi feita de 2004 até 2013 e contou com a participação de 923 voluntários. De acordo com o estudo a dieta MIND baixou em 53% o risco de desenvolver a doença de Alzheimer em participantes que aderiram ao método rigorosamente. Já aqueles que seguiram a dieta de forma mais moderada tiveram diminuição do risco de Alzheimer em 35%. Além de diminuir o risco de aparecimento de Alzheimer, a dieta também traz benefícios ao coração, previne a diabetes e reduz a pressão arterial. A seguir você pode entender como ela funciona e quais alimentos compõe a dieta MIND. A dieta MIND é uma combinação de duas dietas muito conhecidas no âmbito da saúde: a Mediterrânea e a DASH, MIND inclusive é a sigla em inglês para Intervenção Mediterrânea-DASH para Atrasos Neurodegenerativos. 

Comente agora
22
Set
Conheça motivos para você nunca mais contar as calorias da sua comida
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:40h

Ninguém é capaz de passar o dia com calculadora na mão contabilizando a quantidade de calorias que consome ao longo do dia. A matemática em relação aos alimentos, inclusive, pode gerar estresse e ansiedade, problemas conhecidos por atrapalhar na perda de peso. E esta não é a única razão pela qual as dietas baseadas em contagem de calorias caíram em desuso já há algum tempo. Contar calorias não é um método eficaz para emagrecer, já que são variados os fatores que, combinados, são os responsáveis por uma perda de peso saudável e livre do efeito sanfona. Mesmo porque, sabe-se que ingerir 100 calorias através de um doce é bem diferente de consumir 100 calorias de uma fruta, por exemplo. Segundo especialistas, a perda de peso baseada em calorias foi analisada apenas em testes de laboratórios e que não deve ser aplicada a humanos, já que podem comprometer a saúde, pois é impossível controlar a saciedade através de contas com lápis e papel. Outro indicador importante de que contar calorias é uma roubada é que dois alimentos completamente diferentes podem conter a mesma quantidade de calorias, mas ser processado de diferente forma no organismo. Por exemplo: um pão rico em carboidrato e nozes ricas em proteínas. Por mais que possuam as mesmas calorias, o corpo exige o dobro de energia para metabolizar as nozes do que o pão. Assim, as calorias extras seriam armazenadas como gordura.

Comente agora
22
Set
Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito: campanha visa a desmitificar o problema
Postado por: Samile Macedo / 07:13h

Cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem de mau hálito, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA). Muitas vezes associado apenas ao descuido com a higiene bucal, o problema, na verdade, tem mais de 60 causas, e pode até ser sintoma de diabetes, câncer estomacal ou deficiência hepática, por exemplo. Para esclarecer mitos, a ABHA inicia nesta terça-feira, no Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito, a campanha “Mau hálito: você precisa estar informado”. Apesar de poder ser provocado por diversos fatores, o mau hálito (ou halitose) se origina na boca em 90% a 95% dos casos, segundo o dentista Paulo Bolfarini, da OdontoCompany. O odor desagradável surge devido à liberação de enxofre por bactérias que compõem a saburra — placa esbranquiçada formada por germes, restos de alimentos e células descamadas da cavidade oral, que se adere à mucosa das bochechas, à língua, aos dentes, à saliva e às amígdalas. — Por isso, ao perceber o problema, a pessoa tem que, primeiro, procurar um dentista especialista em halitose — orienta a cirurgiã-dentista Ana Gabriela Batalha, diretora administrativa da ABHA. Cáries, doenças gengivais e aftas com ulceração podem piorar o mau hálito, que acaba não sendo notado por quem tem o problema — o olfato se acostuma com o cheiro. A melhor forma de tirar a dúvida é ter um confidente para conversar sobre o assunto. 

Comente agora
22
Set
Pesquisa mostra que dedos dos pés são insensíveis ao tato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:49h

Você sabe onde cada um dos seus dedos dos pés está? Essa pergunta pode soar estranha, mas um estudo surpreendente divulgado nesta segunda-feira na revista "Perception" sugere que talvez você seja incapaz de fazê-lo. Faça o teste: peça para alguém tocar dedo por dedo, sem olhar, e tente adivinhar qual dedo é qual. Não fique surpreso se errar - cerca de metade das pessoas que fizeram a mesma experiência foram incapazes de identificar os dedos corretamente. "A proporção média de acertos para os segundo, terceiro e quarto dedos em humanos saudáveis foi menor do que o esperado" em 57, 60 e 79% respectivamente, explicou à AFP Nela Cicmil da Universidade de Oxford, co-autora do estudo. O mesmo teste com os dedos das mãos produziu uma precisão de 99%, enquanto que os dedos grandes e pequenos dos pés foram corretamente identificadas em 94% dos casos. Os testes foram realizados com um grupo de 19 voluntários saudáveis com idades entre 22 e 34 anos, e resultou em algumas descobertas surpreendentes. Foi muito comum, por exemplo, que as pessoas confundissem o segundo dedo do pé com o terceiro, e o terceiro com o quarto.

Comente agora
22
Set
Paciente candidato a 1º transplante de cabeça diz estar confiante
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:44h

O russo Valery Spiridonov, o primeiro homem que se candidatou a ter a cabeça transplantada para um novo corpo, afirmou à Agência EFE que não tem pressa para entrar na sala de cirurgia, embora acredite que tudo estará pronto para a operação até dezembro de 2017, conforme anunciou o neurocirurgião italiano Sergio Canavero. "Lido com este tema com bastante tranquilidade, à espera que a data seja confirmada. Não mSpiridonov sofre de uma atrofia muscular espinhal chamada síndrome de Werdnig-Hoffmann, uma grave doença genética degenerativa que o impede de movimentar todos os membros, salvo as mãos e a cabeça. O controverso neurocirurgião Canavero, duramente criticado pelos colegas de profissão, garante que desenvolveu uma técnica que permitiria unir a cabeça do paciente a outro corpo saudável, doado por um indivíduo que teve morte cerebral. Canavero anunciou no início de setembro que a cirurgia será realizada no fim de 2017 na Universidade Médica de Harbin, na China. 

Comente agora
22
Set
As substâncias tóxicas naturalmente presentes nas frutas e verduras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:37h

Como destaca a BBC, o potássio presente na banana, por exemplo, é essencial para o bom funcionamento do organismo mas, o seu consumo em excesso pode provocar reações como palpitações, dores de estômago, náuseas e diarreia.

"As razões de (essas frutas e verduras) terem toxinas nem sempre são conhecidas. Às vezes é (culpa de) um pesticida natural para evitar o ataque de insetos. Ou uma forma de a planta se proteger de danos causados pelo clima, da luz do sol ou micróbios", explicou o setor de recomendações ao consumidor do governo da Nova Zelândia. Ainda assim, os especialistas afirmam que não há motivos para preocupações. Até porque “é a dose que faz o veneno”, como sugere o cientista Ed Blonz num artigo publicado no site da organização American Cancer Society. É preciso, portanto, consumir certos alimentos em grandes quantidades para que as suas toxinas causem efeitos indesejáveis.

Confira aqui algumas dessas substâncias presentes em alimentos que inspiram certa precaução:

Comente agora
22
Set
Drª Graça Brito inaugura nova Clínica de Dermatologia no Shopping Itaguari em S. A. de Jesus; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:24h

A Dermatologista Drª Graça Brito inaugurou seu novo consultório em Santo Antonio de Jesus. O novo espaço, todo planejado e decorado, é dedicado à dermatologia clínica, cirúrgica, estética, beleza e bem estar. Além de todas as opções de cuidados, a Clínica tem uma sala reservada para cirurgias pequenas, onde o paciente terá total apoio e cuidado. A proposta do novo espaço é apresentar um ambiente inovador para atender os clientes de maneira personalizada. O tipo de cada tratamento será abordado da melhor forma possível, na parte da dermatologia e cuidados da pele. A Clínica atende pacientes de todas as idades, com diversos tipos de  tratamentos para a pele, tais como a dermatite seborréica, psoríade, queda de cabelo, entre outros.

Cuide de sua beleza com Drª Graça Brito dermatologia clínica, cirúrgica e estética!

Veja também as fotos clicando em Coluna Social

  • Endereço: Shopping Itaguari. 3º Piso- Santo Antonio de Jesus-BA
  • Telefone: (75) 3632-4991
3 comentários
21
Set
Brasil ainda tem lista de denúncias de tráfico de órgãos
Postado por: Anacley Souza / 23:37h

Em 2004 foi instaurada a CPI do Tráfico de Órgãos no Congresso Nacional, a partir do caso Paulinho Pavesi, cuja morte em 2000, quando tinha 10 anos, levou à condenação de médicos por transplante ilegal de órgãos. O relatório final concluiu pela existência de vários casos no Brasil, incluindo o do menino que morreu em Poços de Caldas. O texto dos parlamentares relatou a ação de uma “máfia” brasileira. A comissão indiciou nove médicos. E a lista de denúncias, desde então, cresceu. Em 2013, no Amazonas, após a morte do filho Bóris de Araújo Silva, que tinha sete anos, Naef Ribeiro, de 58, denunciou suposta quadrilha de 'tráfico de órgãos' no Estado. Ele tenta provar que o menino teve os rins ‘roubados’ pelo que define como quadrilha de cirurgiões. Isso demonstra que a suspeita em relação à “máfia” ainda existe. Já em 2015, o MPE (Ministério Público Estadual) de São Paulo apura uma possível existência de tráfico de órgãos para pesquisa e estudo no Svoc (Serviço de Verificação de Óbitos da Capital). O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) investiga o caso em inquérito que corre em sigilo desde o ano passado. No texto final da CPI foram citados, entre outros episódios, a existência de quadrilha no Recife, que tinha a participação de um ex-major do Exército israelense, Gedalya Tauber. Ele está preso até hoje, de acordo com o coordenador do Departamento de Ética em Transplantes, da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), Mario Abbud Filho. Conforme afirma o documento, Tauber comandava uma associação ilegal que comprava rins de moradores da periferia do Recife por até U$10 mil (hoje cerca de R$ 37 mil). Após exames pré-operatórios na capital pernambucana, os candidatos eram levados a Durban, na África do Sul, para a cirurgia.

Comente agora
21
Set
Pesquisa mostra que dedos dos pés são imperceptíveis ao tato
Postado por: Anacley Souza / 23:17h

Você sabe onde cada um dos seus dedos dos pés está? Essa pergunta pode soar estranha, mas um estudo surpreendente divulgado nesta segunda-feira na revista Perception sugere que talvez você seja incapaz de fazê-lo. Faça o teste: peça para alguém tocar dedo por dedo, sem olhar, e tente adivinhar qual dedo é qual. Não fique surpreso se errar - cerca de metade das pessoas que fizeram a mesma experiência foram incapazes de identificar os dedos corretamente. "A proporção média de acertos para os segundo, terceiro e quarto dedos em humanos saudáveis foi menor do que o esperado" em 57, 60 e 79 por cento respectivamente, explicou à AFP Nela Cicmil da Universidade de Oxford, co-autora do estudo. O mesmo teste com os dedos das mãos produziu uma precisão de 99 por cento, enquanto os dedos grandes e pequenos dos pés foram corretamente identificadas em 94 por cento dos casos. Os testes foram realizados com um grupo de 19 voluntários saudáveis com idades entre 22 e 34 anos, e resultou em algumas descobertas surpreendentes. Foi muito comum, por exemplo, que as pessoas confundissem o segundo dedo do pé com o terceiro, e o terceiro com o quarto. Eles também observaram uma ilusão "inesperada": quase metade dos participantes do estudo relataram espontaneamente terem sentido como se um de seus dedos estivesse "perdido".

Comente agora
21
Set
Sexo raramente provoca infartos, aponta estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:15h

Sexo raramente provoca infartos e a maioria das pessoas que sofrem um ataque do coração pode retomar a atividade sexual, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (21) pelo "Journal of the American College of Cardiology". Muitas das pessoas que sofreram um infarto se perguntam se é seguro praticar sexo novamente, uma incerteza para a qual essa pesquisa dá a resposta: a atividade física que a prática sexual implica é comparável a subir duas escadas de vários degraus ou dar um passeio a bom ritmo. "Segundo nossos dados, parece muito improvável que a atividade sexual seja relevante na hora de desencadear um ataque cardíaco", considerou em comunicado Dietrich Rothenbacher, o principal pesquisador do estudo e professor do Instituto de Epidemiologia e Biometria Médica da Universidade de Ulm, na Alemanha. "Menos da metade dos homens e menos de um terço das mulheres recebem informação de seus médicos sobre atividade sexual após um ataque ao coração. É importante garantir aos pacientes que não é preciso se preocupar e que podem retomar a atividade sexual com normalidade", acrescentou. Para elaborar o estudo, Rothenbacher e sua equipe estudaram as respostas de 536 pessoas, de 30 a 70 anos, que tinham sofrido um infarto. O questionário continha perguntas sobre sua atividade sexual nos 12 meses anteriores ao ataque. Os cientistas também avaliaram a relação entre o último encontro sexual do paciente e o momento do infarto. Apenas 0,7% fizeram sexo uma hora antes do ataque e 78% teve a última relação sexual mais de um dia antes do incidente.

Comente agora
21
Set
Médico chinês acalma criança antes de cirurgia no coração e comove internet
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:22h

A atitude nobre de um médico chinês ganhou o coração de internautas em uma rede social do país. Shi Zhuo foi fotografado acalmando uma garotinha de dois anos que iria passar por uma cirurgia no coração no Hospital Infantil de Zhejiang, em Hangzhou, na China. De acordo com o site People’s Daily Online, a pequena Xiner já estava na sala de operação, quando ficou muito nervosa e começou a chorar. Para ajudar a garotinha a se acalmar, o médico a pegou no colo, levou-a para outro local e colocou desenho animado no celular para assistir com ela. O responsável por registrar o momento foi o anestesista do hospital, Jin Ziying. As fotos viralizaram na Weibo, espécie de Twitter chinês, onde a atitude do profissional foi muito elogiada. "Na sala de operação, os médicos muitas vezes usam abraços, olhares e palavras para confortar as crianças", contou Shi ao People's Daily Online. "Este tipo de situação é bem comum". Segundo ele, após assistir os desenhos animados, a pequena Xiner se acalmou e a cirurgia pode ser realizada.

Comente agora
21
Set
Respirar pela boca pode causar problemas graves de infecções
Postado por: Anacley Souza / 21:27h

Normalmente, quem sofre de alergias, sinusite, rinite, desvio de septo, ou seja, de problemas respiratórios, acaba respirando ´pela boca´. Pesquisas comprovam que esse comportamento vem da infância e pode ter desdobramentos na saúde nasal do paciente, resultando em um desenvolvimento anormal da face e da arcada dentária, sorriso gengival, dentes tortos e gengivite, além dos problemas mais comuns como ronco, perda de paladar e falta de apetite. Quando o ar fica seco, o corpo começa a sentir as conseqüências, como ardência nos olhos, incômodo na garganta ou até mesmo sangramento no nariz. Além de beber muita água para amenizar os efeitos do tempo seco, uma das dicas mais importantes é usar um inalador com soro fisiológico e água potável, "Outono e inverno são as estações em que o alerta para as crises respiratórias devem ser maiores. Isso acontece por conta da variação de temperatura e da umidade do ar", alerta Dr. Alessandro Silva, cirurgião buco maxilo facial. A respiração nasal é essencial para que haja um correto crescimento e desenvolvimento do complexo crânio-facial. Pesquisas indicam que a causa mais comum e mais complexa de desvios do crescimento facial está relacionada à interferências na respiração nasal. Segundo Alessandro, "Uma das funções do nariz é filtrar o ar, protegendo seu corpo contra uma série de microorganismos e, quando você respira pela boca, essa triagem deixa de ser feita, levando o paciente a desenvolver uma respiração bucal, o que pode gerar efeitos adversos no desenvolvimento facial e no posicionamento dentário". 

Comente agora
21
Set
Oito motivos saudáveis para beber café
Postado por: Anacley Souza / 18:44h

Rico em antioxidantes, o café pode trazer vários benefícios para a saúde. Vários estudos apontam que a cafeína pode também contribuir para a nossa proteção contra problemas de saúde. Com base nos inúmeros estudos que destacam o impacto positivo que o café pode ter na nossa saúde, o Huffington Post reuniu oito motivos saudáveis para beber café.

  1. 1. Ataque cardíaco - As pessoas que consomem grandes quantidades de café (e/ou chá verde) diariamente têm menos risco de sofrer um ataque cardíaco comparativamente às pessoas que raramente consomem estas bebidas. É o que defende um estudo publicado em 2013 no Journal Stroke.
  2. 2. Diabetes - As pessoas que aumentaram o seu consumo de café durante um período de quatro anos tinham 11% menos riscos de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com um estudo realizado em 2014 pela Harvard School of Public Health.
  3. 3. Estresse - O aroma do café ajuda a minimizar os efeitos da privação de sono no corpo. É o que sugere um estudo publicado no Journal Agricultural and Food Chemistry em 2008.
  4. 4. Cáries - O café pode contribuir para a saúde dental. Um estudo publicado em 2009 no Journal of Conservative Dentistry concluiu que o café pode ajudar a prevenir as cáries.
Comente agora
21
Set
Cirurgia bariátrica deve priorizar diabéticos, e não apenas obesos
Postado por: Anacley Souza / 18:15h

Pacientes obesos e diabéticos deveriam ter prioridade na indicação da cirurgia bariátrica metabólica. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico The Lancet. De acordo com os pesquisadores, a priorização deste grupo é importante tanto do ponto de vista clínico quanto econômico. Os resultados do estudo mostraram que os pacientes que realizaram a cirurgia tiveram uma redução nos gastos com medicamentos e atendimento médico em torno de 30%. O trabalho foi realizado com cerca de quatro mil pacientes do sistema de saúde sueco que foram acompanhados por 15 anos. Destes, uma parte foi submetida à cirurgia bariátrica e metabólica e a outra continuou a ser tratada clinicamente, apenas com remédios e outras terapias. Após os 15 anos de acompanhamento, o estudo concluiu que, entre os pacientes operados, a economia com os diabéticos foi maior, quando comparados aos pré-diabéticos e aqueles com glicemia normal. "O estudo SOS vai além ao dizer que entre os pacientes diabéticos indicados para a cirurgia, deve-se priorizar aqueles com até um ano de diagnóstico da doença", afirma Ricardo Cohen, cirurgião-geral e diretor do Centro de Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. De acordo com o cirurgião, este estudo é um dos mais importantes realizados até então, pois é o primeiro que prova que a cirurgia não é só efetiva em longo prazo, mas também traz um impacto econômico significativo para os pacientes e para o sistema de saúde. Para ser considerada obesa, uma pessoa deve ter um índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de30. No entanto, as diretrizes atuais indicam a cirurgia bariátrica apenas para pacientes com IMC acima de 35. "O que estamos tentando fazer é mudar essa diretriz, pois pacientes com um IMC mais baixo e com diabetes podem se beneficiar muito com a cirurgia.

Comente agora
21
Set
Salvador: Vigilância Sanitária realiza capacitação para produtores de sorvetes e picolés
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:32h

A Vigilância Sanitária de Salvador promove, a partir das 9h desta quarta-feira (23), o Workshop de Implantação das Boas Práticas nas Indústrias e Produtores de Gelados Comestíveis. Com o objetivo de capacitar produtores e vendedores de sorvetes e picolés sobre o cumprimento das regras de segurança alimentar, embalagem e rotulagem dos produtos produzidos regionalmente e boas práticas no acondicionamento e manuseio dos produtos, o evento acontece no auditório do Senai Dendezeiros. Serão apresentadas aos empresários do setor as principais inconformidades identificadas durante as inspeções da VISA nas indústrias localizadas na capital baiana e as novas tecnologias que estão sendo utilizadas para produção desses alimentos. Haverá ainda apresentação de ações de apoio e atendimento às necessidades do empreendedor na capital baiana. Interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do telefone (71) 3202-1753 ou visa.saude@salvador.ba.gov.br.

Comente agora
21
Set
Anvisa proíbe distribuição e venda de quatro tipos de chá
Postado por: Samile Macedo / 12:28h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União proíbe a fabricação, distribuição, comercialização e o uso de todos os lotes do Chá Misto Camomila e Cidreira, Chá Misto Maçã e Hortelã Dia e Chá Misto Maçã e Canela, da marca Da China, além do Chá Noite Tranquila Aromático, da marca Chileno. Os produtos são fabricados pelo Laboratório Industrial Vida e Saúde Ltda. De acordo com o texto, os chás estão em desacordo com a legislação vigente. Segundo a Anvisa, o Chá Misto Camomila e Cidreira e o Chá Misto Maçã e Hortelã Dia contém falsa indicação para lactentes. Já o Chá Misto Maçã e Canela contém a espécie vegetal Casca de Jabuticaba (Myrciaria cauliflora), que não consta na composição da bebida. O Chá Noite Tranquila Aromático contém a espécie vegetal Anis estrelado, também sem indicação na composição da bebida. O Laboratório Industrial Vida e Saúde Ltda. informou que já está recolhendo todos os lotes dos chás que possuem indicação fitoterápica e que não está fabricando esse tipo de produto no momento. Ainda segundo a empresa, um alvará da vigilância sanitária estadual vai regularizar a situação. O documento deve ser protocolado na próxima semana, permitindo a retomada da fabricação dos chás. (Correio)

Comente agora
21
Set
Ameixa ajuda a prevenir o diabetes e ainda regula o intestino
Postado por: Samile Macedo / 12:07h

A Prunus domestica, conhecida popularmente como ameixa, tem algumas dezenas de variedades, é uma fruta suculenta e doce, e pode ser consumida fresca ou desidratada. Dependendo do tipo, ela vai ter um perfil nutricional diverso. A ameixa regula a função intestinal, ajuda na prevenção do diabetes e de doenças cardiovasculares, tem alto poder antioxidante e melhora a densidade óssea.

Fruta nutritivaAmbas as versões, fresca e seca, têm alta densidade nutricional e são ricas em compostos fenólicos (185 mg/100 g de ameixa seca) com ação antioxidante, como ácido clorogênico e antocianidina, o pigmento que dá a cor arroxeada da fruta. Ameixas também são fontes de fibras solúveis e insolúveis, que contribuem para uma série de efeitos benéficos no organismo. A ameixa fresca, com apenas 25 calorias, apresenta um excelente teor de vitamina C (uma unidade contém 10% da necessidade diária básica ? RDA), vitamina A e potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Já a ameixa seca é desidratada e por isso fica mais doce e concentrada em açúcares simples (cinco unidades rendem 120 calorias), porém tem uma baixa carga glicêmica e não causa um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue, possivelmente por causa de seu alto teor de fibras (4 gramas em 5 unidades), frutose e sorbitol. Ela é boa fonte de vitamina A, complexo B, e contém muita vitamina K (40% da RDA), boro, cálcio, potássio e magnésio. 

Comente agora
21
Set
Erros que (quase) todo mundo comete ao fazer agachamento e ANULAM os resultados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:12h

Agachamento: o novo “queridinho” entre os exercícios da musculação é um poderoso construtor de glúteos e dos músculos das pernas como um todo. Feito corretamente, ele deixa o bumbum durinho e empinado, e as coxas tonificadas; mas, se executado da maneira errada, além de ser perda de tempo, já que os resultados serão insignificantes, é também um risco para a saúde. Veja os erros mais comuns que você pode cometer ao fazer o agachamento na lista feita pela revista Women’s Health dos Estados Unidos.

1. Deixar os joelhos serem forçados para dentro: Isso normalmente acontece por falta de força muscular nas partes interna e externa da coxa. Esse tipo de movimento tira a tensão muscular das pernas e dos glúteos e a transfere para os ligamentos do joelho. Em longo prazo, isso acaba causando um desgaste, que leva a sérios problemas nas articulações dos joelhos, que são uma das mais importantes para o movimento dos membros inferiores. Quanto mais estáveis ficarem os joelhos durante o movimento, melhor será para a saúde dos ligamentos e para os músculos requisitados no agachamento.

2. Não agachar no mínimo 90 graus: O mínimo que se deve agachar para que os músculos do bumbum e da perna sejam acionados é um ângulo 90 graus – até que a parte posterior das coxas fique, ao menos, paralela ao chão. Caso contrário, o agachamento será basicamente inútil para o objetivo de tonificar glúteos e coxas. Olhe-se de perfil no espelho enquanto estiver fazendo para facilitar.

Comente agora
21
Set
Plantão das ocorrências registradas no HRSAJ nas últimas 72h
Postado por: Samile Macedo / 09:58h

-Luciano da Conceição, 26 anos, morador da comunidade ‘Bebe água’ em Sapeaçu foi alvejado por disparos de arma de fogo. Ele foi socorrido para a emergência do Hospital Regional, recebeu medicações e permanece em observação.

-Gabriela dos Santos, 18 anos, residente na Rua Ferreira Silva em Santo Antônio de Jesus foi vítima de agressão por arma branca. Gabriela deu entrada na emergência do HRSAJ, foi atendida, medicada, ficando em observação,

-Érisson dos Santos Lima Ferreira, 25 anos, morador da Avenida João Malta, no bairro São Benedito foi agredido a golpes de garrafa. A vítima foi socorrida para a unidade hospitalar e ainda está em observação.

-Josenal da Silva Santos, 23 anos, residente na Chácara Mariscada em Jaguaripe foi atingido por disparos de arma de fogo. Josenal deu entrada na emergência do HRSAJ, foi medicado e ficou em observação.

-Joana Arlete Mendes dos Santos, 40 anos, moradora do Contorno, centro de Santo Antônio de Jesus foi vítima de agressão física. Joana deu entrada no Hospital Regional onde foi medicada e posteriormente liberada.

-Alambeny Gomes Santos, 30 anos, residente no São Roque em Alagoinhas foi vítima de acidente automobilístico na BR-101. Ele foi atendido e medicado no HRSAJ.

-Gilberto dos Santos Oliveira, 38 anos, morador de Elísio Medrado se envolveu em acidente de trânsito onde houve o capotamento do veículo. Gilberto deu entrada na emergência da unidade hospitalar.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora
21
Set
Conheça os benefícios da eletroterapia para a saúde e estética
Postado por: Samile Macedo / 07:12h

A Eletroterapia é um dos processos de estimulação de circulação sanguínea. A partir da aplicação de correntes elétricas, a dor é controlada. Essa técnica, que já é utilizada desde a Antiguidade (quando peixes elétricos eram utilizados para anestesiar), vem sendo aprimorada cada vez mais. Atualmente, não é apenas usada em sessões de fisioterapia, mas também em tratamentos estéticos como capilar, facial (acne e rejuvenescimento), combate a celulite e gorduras localizadas, entre outros.

Benefícios da Eletroterapia para a saúde:

Controla dores

Fortalece os músculos

Previne atrofiamento

Diminui espasmos musculares e edemas

Auxilia na cicatrização

Elimina fungos e bactérias

Como funciona a Eletroterapia? - Promover reações bioquímicas e fisiológicas em nível celular através do uso de correntes elétricas. Esse é o objetivo da Eletroterapia . A partir de aparelhos específicos (que produzem baixíssima intensidade de corrente com auxílio de eletrodos) de acordo com cada tipo de tratamento (estéticos ou medicinais), estímulos são provocados no corpo. Mas, os resultados vão sendo atingidos, aos poucos, já que se trata de um processo. Inseridos diretamente sobre a pele do paciente, os eletrodos são essenciais, mas alguns necessitam de um meio que conduza a eletricidade. O gel com ativos para a corrente ou neutro são comumente utilizados na Eletroterapia.

Comente agora
21
Set
Aluguel do prédio da Secretaria de Saúde de S. A. de Jesus está sendo investigado pelo MP
Postado por: Samile Macedo / 06:35h

Uma outra polêmica que chegou ao Ministério Público foi com respeito a um suposto superfaturamento no valor do aluguel da sede da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus. O vereador Uberdan Cardoso (PT) denunciou recentemente que o aluguel da sede secretaria que antes custava R$ 8 mil reais, agora está estimado em cerca de R$ 16 mil, além de o imóvel da sede pertencer ao pedreiro do sogro da Secretária de Saúde Laurijane Mercês. Segundo o Promotor de Justiça Dr. João Manoel, quem formalizou a representação no MP foi o Observatório Social e o inquérito civil está investigando se o valor é adequado à demanda de mercado, a regularidade do contrato e a efetiva propriedade do edifício onde funciona a secretaria diante das informações. “Estou tomando conhecimento sobre o pedreiro do sogro da secretária de saúde ser dono do imóvel agora, mas vamos analisar os fundamentos da informação e estamos apurando a situação com base no inquérito civil instaurado, pois em 2014, a prefeitura municipal firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público que tratou sobre nepotismo e nesse termo o município além de se comprometer a exonerar todos os servidores que tivessem grau de parentesco entre si, se obrigou a não realizar contratos sem licitação com pessoas que tenham parentesco com membros da administração municipal. Há uma série de elementos a serem investigados ainda tanto por meio de prova documental quanto testemunhal, algumas pessoas foram ouvidas, documentações solicitadas, mas não podemos revelar certos aspectos para não prejudicar o andamento e a resolução do caso”, informou à Rádio Andaiá FM. Dr. João Manoel não estabeleceu um prazo definitivo para a conclusão do inquérito, pois, segundo ele, estas dependem das análises das provas apresentadas.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
20
Set
Capital: Dique do Tororó recebe Caminhada Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:48h

Além do projeto Ruas de Lazer, que traz para o Dique do Tororó oficinas de artes, prática de esportes e opções de lazer para adultos, jovens e crianças, o local recebeu na manhã deste domingo (20) a Caminhada Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que contou com a participação do líder da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis. A programação do evento contou com atrações culturais e serviços socioassistenciais para a população.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com