As comentadas

Bom dia , Segunda-feira, 28/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

11
Set
Mais Médicos: liminar suspende obrigação de registrar médico estrangeiros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:33h

A Justiça Federal no Ceará concedeu na tarde de hoje a primeira liminar contra o programa Mais Médicos, dispensando o Conselho Regional de Medicina do Estado de fazer o registro provisório dos profissionais formados no exterior. O Ministério da Saúde afirma que foi comunicado da decisão e que vai recorrer. A Conselho Regional de Medicina do Estado solicitou à Justiça, via ação civil pública, que não fosse obrigada a registrar médicos, sejam brasileiros ou estrangeiros, que não tenham feito a revalidação de seus diplomas no Brasil. Na decisão, a juíza federal Débora Santos contrapõe o argumento do governo de que os médicos com revalidação do diploma podem atuar em qualquer local e não ficariam restritos às áreas de maior necessidade. “Tomem-se por exemplo os advogados da União, que são bacharéis em direito devidamente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, mas, por expressa disposição de lei, não podem exercer a advocacia indiscriminadamente”, argumenta. A juíza, por outro lado, afirma que não há necessidade de correr com a política.

Comente agora
11
Set
Clínico do Mais Médicos entra de férias depois de 3 dias de trabalho
Postado por: Elaine Brito / 07:23h

Um clínico-geral do programa Mais Médicos entrou em férias depois de três dias de trabalho. O doutor Patrick Henrique Cardoso começou a trabalhar na terça-feira  (3), num posto de saúde a 40 quilômetros de Brasília. Na quinta-feira, o médico comunicou à enfermeira-chefe que tinha uma viagem programada e que não podia adiar. Em seguida, o doutor Patrick postou numa rede social que, enfim, estava de férias. E, no fim de semana, publicou fotos de Chicago, nos Estados Unidos. O médico foi descredenciado pelo Ministério da Saúde.

Comente agora
10
Set
Medicamentos eram desviados de posto municipal para clínica e farmácia em Salvador, acusa MPF
Postado por: Samile Damasceno / 16:44h
  • Desvios de medicamentos de um posto municipal para uma clínica e uma farmácia particular levaram o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) a ajuizar uma ação penal contra seis pessoas, e uma ação de improbidade administrativa contra cinco delas. As ações foram ajuizadas na quarta-feira (21), na Justiça Federal em Salvador e divulgada apenas nesta terça (10). Foram acionados três funcionários do Posto de Saúde Municipal Adroaldo Albergaria, do bairro de Periperi, Eduardo da Conceição, Márcia Menezes e Helenita da Silva; a Clínica Suburbana de Urgência (Clisur), também de Periperi; seus proprietários, Sérgio Antônio Falcão de Olivaes e Maria Virgínia Rosa Campos; e o policial militar Júlio Cesar Santos, dono da Farmácia Tradição. Os remédios supostamente desviados foram adquiridos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e eram habitualmente entregues aos proprietários da Clisur, supostamente a título de doação e empréstimo, sem que houvesse autorização. De acordo com o MPF, os extravios de medicamentos eram realizados pelos funcionários do posto de saúde em favor dos proprietários da clínica. Por conta disso, os cinco foram denunciados pela prática do crime de peculato.

Um comentário
10
Set
SUS terá mais um medicamento para tratamento da psoríase
Postado por: Samile Damasceno / 13:51h

O Ministério da Saúde incluiu o medicamento metotrexato injetável para o tratamento da psoríase no âmbito no Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada na edição de hoje (10) do Diário Oficial da União. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase é uma doença imune inflamatória crônica da pele, que atinge cerca de 3% da população mundial. Na maioria das vezes, ela se manifesta por lesões avermelhadas ou róseas cobertas por escamas esbranquiçadas. A doença pode aparecer nos joelhos, cotovelos ou no couro cabeludo. Em alguns casos, pode se espalhar por toda a pele. A psoríase não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados por meio de tratamento. A doença pode ser desenvolvida em pessoas de todas as idades e ambos os sexos e não é contagiosa. (Agência Brasil)

Comente agora
10
Set
Mulheres brasileiras não ingerem quantidade ideal de cálcio, aponta pesquisa
Postado por: Samile Damasceno / 13:46h
Mineral encontrado no leite e derivados e necessário para o desenvolvimento de crianças e prevenção de doenças como a osteoporose, o cálcio tem ainda consumo baixo entre os brasileiros. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) em parceria com a Molico, a situação é preocupante especialmente para as mulheres. Por questões hormonais, elas são mais sujeitas às consequências da deficiência cálcica, como o surgimento de osteoporose e de doenças cardíacas. Segundo a Abrasso, a ingestão diária do mineral deve ser de 1 mil mg (4 copos de leite comum ou desnatado), mas apenas 10% das brasileiras de até 45 anos e 20% das mais velhas consomem esta quantidade. De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Osteoporose, Bruno Muzzi, o consumo mínimo pode ser completado com derivados de leite, como queijo e iogurte, e até suplementos alimentares, desde que a quantidade ingerida desta forma não ultrapasse a metade do necessário.
Comente agora
10
Set
74% da população é favorável a vinda de médicos estrangeiros, diz pesquisa
Postado por: Samile Damasceno / 13:18h
Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga nesta terça-feira (10) de setembro, em Brasília, mostra que 73,9% da população é a favor da vinda de médicos estrangeiros ao país no programa Mais Médicos, do governo federal. A pesquisa apontou ainda que pelo menos 49,6% dos brasileiros acreditam que o programa Mais Médicos, do governo federal, será capaz de solucionar problemas graves de saúde. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Ainda de acordo com a pesquisa, 62,4% da população pesquisada utiliza o serviço público de saúde, 20,8% o serviço privado e 16,5% usam ambos. A pesquisa aponta também a avaliação dos usuários dos dois sistemas. Sobre o sistema público,  2,7% consideram ótimo, 18% bom, 37,4% regular, 18,6% ruim e 22,9% péssimo. A avaliação do sistema privado tem índices melhores: 13% consideram ótimo,  45% bom, 34,5% regular, 4% ruim e 2,5% péssimo. A pesquisa apontou ainda a posição da presidente Dilma Rousseff em uma suposta disputa à reeleição presidencial. A presidente recebeu 36,4% das intenções de voto para as eleições de 2014, três pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior. No entanto, ela não venceria a disputa no primeiro turno, de acordo com a pesquisa. 
Um comentário
10
Set
Ginecologista de Plantão: Christian Ferraz tira dúvidas de internautas do Voz da Bahia
Postado por: Elaine Brito / 13:02h

O Médico Ginecologista Christian Ferraz, em entrevista a Rádio Recôncavo FM, esclareceu dúvidas da população sobre saúde genital feminina e métodos contraceptivos. 

Internauta – Muitos dizem que a endometriose não permite que a mulher engravide, isso tem veracidade?

Christian Ferraz – Entre as causas de infertilidade ou dificuldade de engravidar, a endometriose realmente se enquadra em uma das condições que podem atrapalhar as mulheres. É sempre bom relembrar que em casos de dificuldade de engravidar, tem que ser feita uma avaliação do casal, por que em torno de 45% das vezes o problema pode estar na mulher e 35%  no homem, então temos ai uma equivalência entre os dois. Na verdade a endometriose é uma doença que não se sabe muito definidamente como se inicia, mas o que se sabe é que toda vez que a mulher menstrua ela tem um sangramento vaginal acometido de sangramento retrogrado, ou seja, que sobe pelas trompas e cai na cavidade uterina. Em boa parte das mulheres não causa problema, em outras pode causar alguns problemas, como infertilidade.

Internauta – Tenho muitas espinhas e isso atrapalha muito meu relacionamento na escola. É verdade que as pílulas anticoncepcionais podem me ajudar?

Comente agora
10
Set
Batom carrega mais metais do que se pensava anteriormente, diz estudo
Postado por: Elaine Brito / 11:35h

Um rosa suave, um vermelho vivo e até um roxo cianótico --milhões de mulheres e meninas usam batom todos os dias. E não é só uma vez: aquelas mais preocupadas com o estilo retocam a cor dos lábios mais de 20 vezes por dia, segundo estudo recente. Mas será que elas não estão expostas também a metais tóxicos? É sabido que a maioria dos batons contém traços de chumbo. Mas um novo estudo mostra que muitas marcas contêm outros metais, do cádmio ao alumínio. Agora, os especialistas questionam o que pode acontecer se esses metais forem absorvidos de forma diária. "Isso importa porque há uma exposição de longo prazo", disse Katharine Hammond, da Universidade da Califórnia, principal autora da nova análise. "Não estamos tentando criar pânico. Estamos dizendo para não sermos complacentes, já que esses metais sabidamente afetam a saúde."

Comente agora
10
Set
9 alimentos que todas as grávidas deveriam consumir durante gestação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:19h

A trajetória de nove meses à espera de um bebê aspira cuidadosque vão garantir a saúde da mãe e da criança durante muito tempo. Manter uma alimentação saudável ao longo da gravidez é um importante recurso para dar maior segurança não só na hora de dar a luz, mas, principalmente, na recuperação do parto e na produção de leite materno. O CicloVivo elaborou uma lista com nove alimentos, cada um recomendado para cada mês da gestação. Para Gabriela Gasperini, nutricionista do Centro de Incentivo à Nutrição e Qualidade de Vida, é um mito antigo dizer que a “grávida come por dois”, e que precisa ser quebrado o mais rápido possível. “A alimentação da mulher grávida deve ser igual à de uma mulher adulta normal, porém, existe a necessidade de se balancear os nutrientes, assim como de se preocupar com o aporte energético nesta fase da vida”, diz a nutricionista.

Veja  a lista de alimentos das futuras mamães, de acordo com cada mês:

1º mês – Brócolis
O brócolis é um alimento rico em ácido fólico (vitamina do complexo B), presente em outras folhas verde-escuras, como a couve-manteiga e o espinafre, e também no aspargo, nas frutascítricas e na gema de ovo. Um dos alimentos com maior concentração de água, o brócolis oferece uma boa dose de antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas. A mulher precisa duplicar o consumo de ácido fólico a partir das primeiras semanas de gestação, pois a propriedade ajuda nas primeiras formações do corpo do bebê.

Comente agora
10
Set
Começa a campanha de vacinação contra a Raiva em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Elaine Brito / 10:18h

Em entrevista cedida a Rádio RBR o coordenador da Vigilância Epidemiológica  Ricardo Mendes, falou sobre a campanha de prevenção a Raiva animal que se inicia em Santo Antonio de Jesus. De acordo com ele, o objetivo da vacinação Anti-rábica é combater a propagação da raiva, que é uma doença viral e letal.  Segundo Ricardo, a doença quando instalada no animal ou no ser humano é 100% letal não existindo cura. "Um dado importante é que um caso diagnosticado em pessoa ou animal já é considerado epidemia, devido à preocupação que se tem com a gravidade da doença”, informou. Mendes disse ainda que a doença não é transmitida apenas através de gatos e cachorros, e sim por qualquer animal mamífero. "A raiva acontece em dois ciclos, um que chamamos de urbano e o outro de rural. No ciclo urbano, em sua maioria é causada pelos gatos ou cães, no ciclo rural  por animais de produção, como bovinos e equinos, mas a grande preocupação é com os morcegos que se alimentam de sangue. Outro cuidado na zona rural é com os micos, pois, muita gente gosta de criar e esse é um animal que não se pode vacinar”, explicou.

O Coordenador informa que a campanha acontecerá de 09 de setembro e vau até 09 de outubro, sendo que o dia D será 21 de setembro. Já na zona rural a vacinação acontecerá  entre os dias 17 a 19 de setembro:

Comente agora
10
Set
Derrota de planos de saúde na Justiça em taxa extra para partos pode abrir precedente no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:01h

Uma derrota de médicos e operadoras de planos de saúde na Justiça capixaba, sobre a cobrança da taxa de disponibilidade exigida para custos de parto pode abrir precedente para que em outros estados a despesa seja abolida. Mesmo proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a irregularidade persiste em planos de saúde em todo o país. Com a determinação judicial, a Unimed de Vitória, a maior do Espírito Santo, foi obrigada a livrar clientes da cobrança que, segundo o Ministério Público do Estado (MP-ES), chegam a R$ 5 mil por pessoa. Mesmo provisória, a decisão vale para todas as clientes da unidade de Vitória. "É uma importante decisão. Evita que cada particular lesado tenha que contratar advogado para ter resguardado o seu direito", disse a advogada Aline Perim, do Perim e Sousa Advogados, de Vitória. Segundo o MP-ES, a meta agora é conseguir o bloqueio da taxa de disponibilidade para clientes de outras operadoras, o que pode beneficiar gestantes de outros Estados. Informações do IG.

Comente agora
10
Set
Cursos do Mais Médicos só em outubro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:30h

Planejado para ser um programa "de aperfeiçoamento na atenção básica em saúde em regiões prioritárias para o SUS, mediante curso de especialização e atividades de ensino, pesquisa e extensão, que terá componente assistencial mediante integração ensino-serviço", o Mais Médicos começou sem cumprir a parte "acadêmica". A Secretaria de Saúde de Salvador está aguardando que os ministérios da Saúde e Educação indiquem em qual instituição de ensino superior que os profissionais inscritos no programa passarão a frequentar as aulas. O edital número 39, de 8 de julho de 2013, que criou o Mais Médicos, determina que dentro das 40 horas semanais previstas como carga horária do programa o profissional deve estar "matriculado e com situação regular no curso de especialização ofertado por uma das instituições de ensino superior vinculadas à UNA-SUS (Sistema de Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde)". Dos cinco dias semanais, os médicos devem cumprir quatro nos postos, atuando na parte prática e um dia para estudos. (ATarde)

Comente agora
09
Set
Champignon foi chamado de Judas na véspera de morrer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:50h

Amigo pessoal e ex-companheiro de quarto e de estrada de Champignon entre 2008 e 2010, quando formaram o grupo Nove Mil Anjos, ao lado do baterista Júnior Lima e do guitarrista Peu Souza, o cantor Péricles Carpigiani teve uma longa conversa telefônica com Champignon na tarde anterior ao suicídio do músico. Ele contou que Champignon não imaginava o quão perigosa e arriscada era a sua decisão de criar e assumir os vocais do grupo A Banca. Um dia antes de ser encontrado morto, uma imagem colada no mural da sua página no Facebook atordoou Champignon: uma montagem feita em computador aplicava a palavra "Judas" no peito do músico. A mensagem era clara, o ataque, direto, o efeito, devastador. Acusavam-no de traição. (OGlobo)

Comente agora
09
Set
Palito de dente e bala dura fazem dente cair precocemente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:32h

Hábito é a disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato. Assim, sem perceber, o palito já está nos dentes depois do almoço, a tampa da caneta foi mordida durante a tarde, e, na falta de abridor de garrafas, usam-se os dentes. Todos esses costumes corriqueiros são extremamente prejudiciais para a saúde bucal e devem ser evitados. Para quem não acredita, o cirurgião-dentista Rogério Pavan explica quais as consequências destas manias aparentemente inofensivas. 

Palitar os dentes
Embora a etiqueta diga o contrário, acho interessante o uso do palito de dente para a remoção de resíduos alimentares após uma refeição. No entanto, o problema surge quando a maioria das pessoas utiliza o palito de forma errada. É comum as pessoas enfiarem o palito entre os dentes, fazendo um tipo de alavanca. Isso acaba comprimindo a papila gengival, o que predispõe a retração óssea e da gengiva, além da possibilidade de criar mobilidade nos dentes. O uso, quando feito, deve ser delicado. O palito deve ser passado suavemente sobre os tecidos, a fim de remover resíduos superficiais. Limpar entre os dentes é papel do fio dental e não do palito. 

Comente agora
09
Set
"Mais Médicos é o passo mais corajoso dado por um presidente", diz ministro
Postado por: Samile Damasceno / 17:20h

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (9) que o programa Mais Médicos, do governo federal, é o passo mais corajoso dado pela presidência do Brasil. Ele discursou durante a sanção da lei que prevê a destinação de royalties de petróleo do pré-sal para investimentos em saúde e educação, em Brasília. "Nós sabemos que o Mais Médicos não vai resolver sozinho todos os problemas de saúde que o país tem, mas sabemos que o encaminhamento, e sua implantação tem mostrado ser o passo mais corajoso dado por um Presidente da República para levar a milhões de brasileiros que não tem condições de ter um atendimento médico", disse Padilha. O programa Mais Médicos, do governo federal, seleciona médicos brasileiros formados aqui e no exterior, além de estrangeiros, para atuar em cidades onde faltam esses profissionais. Na abertura do anúncio, Padilha se lembrou do lançamento do programa e disse que ele é apenas 'o primeiro passo' para a reforma do Sistema Único de Saúde no país. 

Comente agora
09
Set
No Recife, médicos cubanos evitam sair dos alojamentos
Postado por: Samile Damasceno / 13:04h

Os 96 médicos cubanos que fazem curso de capacitação em Pernambuco e começam a trabalhar no dia 16 em municípios nordestinos e de Minas Gerais, dentro do programa Mais Médicos, cumprem uma rotina rígida e com pouca diversão. Alvo de polêmica, os profissionais são discretos, não se expõem e só podem ser contatados nas unidades do Exército onde estão alojados com autorização do Comando Militar do Nordeste. Alojados no 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, na BR-232, no bairro do Curado, no Recife, os homens só deixam a unidade nos dias de semana para irem, de ônibus, ao município de Vitória de Santo Antão, onde fazem um curso de capacitação que abrange legislação médica brasileira, aspectos sociais, econômicos e políticos do País e língua portuguesa.  (Agência Estado)

Comente agora
09
Set
Anvisa determina apreensão de lote falsificado de medicamento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:58h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e inutilização de lote falsificado do hormônio de crescimento Hormotrop. A decisão foi tomada depois de o fabricante, o Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo, informar à Anvisa que o Lote CE01105 do medicamento nunca foi comercializado pela empresa e que se trata, portanto, de falsificação. O Hormotrop é usado no tratamento de crianças com problema de crescimento. A Anvisa determinou a apreensão e inutilização do Lote CE01105 do medicamento, na apresentação de 12 UI, pó liofilizado injetável. O produto MMS Professional - Miracle Mineral Solution -, que era anunciado em sites com indicação de tratamento para a malária, febre amarela, o diabetes, câncer e a aids, entre outros, teve a apreensão e inutilização determinada pela Anvisa. De acordo com a agência, o produto não tem registro, sendo de procedência desconhecida. A Anvisa também suspendeu a distribuição, o comércio e uso do Lote 0009 do medicamento antirretroviral Lamivudina 10mg/ml solução oral, fabricado pela empresa Iquego, de Goiás. O produto apresentou desvio de qualidade e a empresa fabricante deverá recolher o lote. As determinações da Anvisa estão publicadas na edição desta segunda-feira (9) do Diário Oficial da União.

Comente agora
09
Set
Bahia tem déficit de 592 leitos na rede pública de saúde, diz CFM; Sesab contesta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:06h

A Bahia perdeu, nos últimos três anos, 592 leitos em todas as especialidades médicas da rede pública, informou um relatório do Conselho Federal de Medicina (CFM), com base em dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). No estado, segundo o mesmo cadastro, existem 39.035 leitos. O coordenador da Comissão de Comunicação do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Otávio Marambaia, aponta a falta de investimento como causa do déficit. "O governo passa a ideia de que o país não há médicos, quando o problema é a falta de infraestrutura e condições de trabalho", declarou. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contesta a informação do CFM e diz que houve acréscimo de 1,4 mil leitos no mesmo período. Informações do A Tarde

Comente agora
09
Set
SUS cobrou por parto em homem e operação de próstata em mulher
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:40h

O Fantástico mostra como hospitais em todo Brasil estão operando milagres na hora de cobrar do SUS por internações e atendimentos médicos. Os repórteres Paulo Renato Soares e Mohamed Saigg tiveram acesso com exclusividade a mais de 20 mil fichas hospitalares suspeitas de fraudes e erros grosseiros. Na Bahia, o homem que deu à luz! Em Rio Bonito, o irmão de Ana morreu duas vezes! Em Maricá, a mulher que tirou a próstata. E em São Paulo, encontramos o rapaz que já morreu. Acredite: esses casos são a prova de que hospitais em todo o Brasil operam milagres na hora de cobrar por atendimentos pelo SUS - o Sistema Único de Saúde. Fraudes que tiram milhões de reais da saúde brasileira. E erros que revelam a fragilidade de um sistema criado justamente para melhorar o controle sobre as internações. Ednilton mora em uma casa, na periferia de Salvador. É casado e tem três filhos. Ele procurou o hospital geral Roberto Santos, em 2011, para fazer uma pequena cirurgia. A instituição apresentou a fatura e recebeu do SUS pelo serviço.

Comente agora
09
Set
Mulher de Champignon tem alta após ser atendida em hospital de São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:34h

Cláudia Campos já recebeu alta no hospital para onde foi levada após encontrar o marido, o músico Champignon, morto em seu apartamento na madrugada desta segunda-feira, 9, em São Paulo. Segundo o site G1, a mulher do ex-baixista da banda Charlie Brown Jr. está grávida de cinco meses e ficou em estado de choque após encontrá-lo com um tiro no rosto. Cláudia foi atendida no Hospital Maternidade Metropolitano, na região da Lapa, e liberada pela equipe médica pouco antes das 7h da manhã.  

Comente agora
09
Set
Alimentação balanceada controle níveis de iodo no organismo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:09h

O iodo é um componente essencial dos hormônios da glândula tireóide, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) e cerca de 70-80% dele é encontrado nessa glândula. Sua absorção é realizada praticamente toda pelo intestino delgado. Quando não há mais a necessidade do iodo ele é excretado pela urina. Ele está envolvido na regulação enzimática e de processo metabólicos, participando do crescimento e desenvolvimento, principalmente do sistema nervoso por participar do processo de mielinização e modular os impulsos sinápticos. O consumo insuficiente pode prejudicar a imunidade e aumentar a incidência de câncer gástrico. A deficiência de iodo resulta em um aumento da glândula tireóide, uma condição chamada de bócio.

Comente agora
09
Set
Governo poderá apoiar projeto que destina verbas à saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:49h

O Palácio do Planalto costura acordo para apoiar um dos projetos que constava da chamada “pauta-bomba” do Congresso -conjunto de matérias de impacto direto na contas de um governo que diz não ter como pagar. A ideia é encampar proposta de iniciativa popular que destina 10% da receita da União para a saúde, num novo aceno à chamada “voz das ruas” - hoje, a estimativa é que a União gaste cerca de 3,5%-, mas com cálculos acompanhados de perto pela presidente Dilma Rousseff. Ela sanciona amanhã lei que distribui 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Ainda que o projeto não tenha sido aprovado no Congresso conforme a vontade do Planalto, já que Dilma queria 100% dos recursos para a educação, o ato será celebrado com pompa no palácio, com a presença de ministros e entidades do setor. A partir da publicação da nova lei no “Diário Oficial da União”, o governo estima destinar ao longo da próxima década ao menos R$ 42 bilhões para a educação e outros R$ 14 bilhões para a saúde. Depois da solenidade, a presidente promete se reunir com líderes governistas da Câmara para tratar, entre outros assuntos, de pôr de pé projeto que destina 10% das receitas da União para a saúde. O projeto, de iniciativa popular, já conseguiu a acolhida do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e tem aval do Planalto para tramitar, mas Dilma quer acompanhar de perto a confecção da proposta.

Comente agora
09
Set
Corpo de Champignon é retirado do prédio onde ele morava em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:31h

Por volta das 5h da manhã desta segunda-feira, 9, o corpo de Champignon foi retirado do apartamento onde ele morava no bairro do Morumbi, em São Paulo, e foi levado para o IML. A imprensa registrou a retirada do corpo do músico e a saída da delegada Milena Mazzuco, da 89ª DP de São Paulo, que foi com sua equipe até o apartamento de Champignon para fazer a perícia. Champignon, o músico Luiz Carlos Leão Duarte Júnior, morreu na madrugada desta segunda-feira, 9. O ex-integrante da banda Charlie Brown Jr., o baixista - que tinha 35 anos e que atualmente fazia parte da banda A Banca -, foi encontrado morto em seu apartamento no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Segundo a rádio "CBN", a polícia teria sido chamada por um vizinho após este ouvir um disparo. Ainda de acordo com a rádio, ao chegar ao local, os legistas teriam encontrado Champignon com uma pistola 380 na mão e com um tiro próximo à boca.

Comente agora
08
Set
Menos de 10% dos médicos da família do Brasil têm especialização na área
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:35h

Ele chama o paciente pelo nome, sabe a lista de remédios que toma, quais doenças já teve e até quando é hora de tomar vacina. No dia a dia, o médico de família ainda faz visitas domiciliares, checa exames de rotina e dá bronca se as orientações não são seguidas à risca. Essenciais em comunidades carentes, eles conseguem resolver mais de 80% dos problemas de saúde que afligem a população, mas encontrá-los no Brasil não é tarefa fácil. São apenas 3.253 profissionais especializados, para uma demanda crescente, já estimada em 100 mil.Pouco valorizada, a especialidade tem nome: Medicina de Família e Comunidade. Quem cursa está capacitado para atuar com políticas públicas específicas da atenção básica, como o Programa Saúde da Família (PSF), criado em 1994 pelo governo federal com o objetivo de proporcionar atenção integral à saúde do paciente. De lá para cá, porém, a residência na área pouco cresceu, apesar de cerca de 35 mil médicos trabalharem no ramo atualmente - mais de 90% sem a especialização.

Comente agora
08
Set
Guardar raiva pode diminuir expectativa de vida, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 14:58h

Guardar as emoções pode fazer mal à saúde física e mental. Um estudo feito por especialistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que a atitude pode ainda diminuir a expectativa de vida das pessoas e torna-las um terço mais propensas a morrerem jovens do que as que expressam os sentimentos. Quando os pesquisadores analisaram as causas específicas de morte, descobriram que os riscos aumentaram 47% para as doenças do coração e 70% para o câncer. O estudo avaliou 796 homens e mulheres, com idade média de 44 anos, que se inscreveram para um inquérito de saúde em 1996. Parte das questões avaliou o quanto os participantes suprimiam as emoções. A pesquisa foi repetida 12 anos depois, período em que 111 pessoas morreram - a maioria de doença cardíaca ou câncer. Quando os pesquisadores analisaram os escores de emoção, eles descobriram que as taxas de mortalidade foram maiores entre aqueles com maior probabilidade de reprimir raiva, em vez de deixar as pessoas saberem o que estavam pensando. Não está claro como emoções reprimidas causam morte prematura. Uma teoria é que as pessoas se voltam para o álcool, cigarros ou junk food para ajudá-las a lidar com os sentimentos ocultos. Outra é porque a tensão perturba o equilíbrio hormonal no corpo, aumentando o risco de doenças relacionadas com o dano celular, como as afecções cardiovasculares e câncer. (Terra)

Comente agora
08
Set
Cigarro eletrônico é melhor que adesivo para largar vício, diz estudo
Postado por: Letícia Oliveira / 13:40h

O cigarro eletrônico é pelo menos tão eficaz quanto o adesivo de nicotina para ajudar uma pessoa a deixar de fumar, conclui um novo estudo neozelandês sobre esse controverso paliativo – cujas importação e comercialização foram proibidas no Brasil em 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pesquisa liderada por Chris Bullen, da Universidade de Auckland, e publicada neste domingo (8) pela revista médica "The Lancet", sugere que o cigarro eletrônico é comparável ao adesivo de nicotina para auxiliar fumantes a largar o vício por no mínimo seis meses. O trabalho foi feito com 657 adultos que queriam deixar de fumar e mostra uma eficácia um pouco maior do "e-cigarro" em relação ao adesivo, apesar de a diferença ser considerada "estatisticamente não significativa". Segundo os autores, o cigarro eletrônico seria mais eficaz para reduzir o consumo de tabaco em quem não conseguiu deixar 100% o cigarro clássico.

Comente agora
08
Set
Banco Mundial aponta queda 50% na taxa de mortalidade entre latino-americanos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:18h

Estudo divulgado pelo Banco Mundial, nesta quarta-feira (4), mostra a população da America latina e Caribe está vivendo em média 50% mais que há 40 anos. A taxa de mortalidade chegou a cair 80% entre crianças com idades inferiores a 4 anos e 50% entre mulheres de 20 a 44 anos. O relatório detalha fatores de risco evitáveis que levam a mortes prematuras como não comer frutas e grãos suficientes e o consumo excessivo de sal. De acordo com o levantamento, melhorar a dieta dos latino-americanos poderia reduzir doenças cardíacas, derrames, diabetes e casos de câncer do reto e do cólon. Segundo os autores do estudo os médicos da América Latina e do Caribe estão lidando com problemas de saúde diferentes dos enfrentados há 20 anos. 

Comente agora
08
Set
SUS deve iniciar tratamento de câncer em 60 dias após diagnóstico
Postado por: Letícia Oliveira / 07:58h
A Justiça Federal determinou que o tempo máximo de espera para o início do tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é 60 dias após a data do diagnóstico da doença. A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região anula artigo da Portaria nº 876 do Ministério da Saúde, que usava a inclusão do diagnóstico no registro do SUS como ponto de partida para a contagem do prazo. Ricardo Salviano, defensor público federal autor da ação que ensejou a decisão, explica que depois do exame que traz o diagnóstico da doença, o paciente precisa marcar uma consulta para que um médico possa prescrever o tratamento, o que pode levar meses. "A gente sabe a dificuldade que as pessoas têm de marcar uma consulta", disse. Salviano defende que a saúde das pessoas não pode ficar a mercê de questões burocráticas como a demora na marcação de consultas. A decisão determina que a data do resultado do exame é que vai ser o ponto de partida da contagem do prazo de 60 dias e não a consulta médica com a inclusão do diagnóstico no registro do SUS, como trazia a portaria.
Comente agora
07
Set
Vírus Influenza mata um a cada dois dias em Minas em 2013
Postado por: Letícia Oliveira / 10:48h

O vírus Influenza matou 127 pessoas em Minas Gerais nos nove primeiros meses deste ano, o correspondente a uma morte a cada dois dias. Os dados compõem um balanço da secretaria de Saúde de Minas que foi apresentado nesta sexta-feira (6). Belo Horizonte (15 casos), Contagem (nove), Uberaba (seis), Pouso Alegre (cinco) e Betim (cinco) são as localidades que mais registraram mortes em decorrência do vírus. Oficialmente, o levantamento mostra que o vírus Influenza se mostrou severo entre as pessoas afetadas pela Síndrome Aguda Respiratória Grave (SRGA), que causou 443 mortes no estado. Destes, 202 não tiveram diagnóstico identificado, 15 morreram em decorrência de outros vírus respiratórios e em mais 84 casos não foi possível fazer coleta de material biológico.

Comente agora
07
Set
Saiba as principais causas da falta de desejo sexual em mulheres e homens
Postado por: Elaine Brito / 08:52h

Obrigações familiares e sociais, sobrecarga de trabalho, atenção aos filhos, crises no relacionamento de longa data ou até mesmo com o próprio corpo podem fazer com o que sexo fique em segundo plano. De acordo com Fabíola Sperafico, médica ginecologista da Clínica Plena, quando se fala em transtornos do desejo sexual, o debate pode variar entre dois quadros: o desejo sexual hipoativo e a aversão sexual. “O primeiro trata da diminuição ou ausência de fantasias sexuais e do desejo de ter atividade sexual,” explica. “Já a aversão, é a esquiva ativa do contato sexual genital com o parceiro, onde a tentativa deste contato causa ansiedade, sofrimento, medo e até mesmo nojo, considerada uma situação de perigo”, complementa. A razão, segundo a médica, pode estar em traumas na infância ou na iniciação sexual, educação religiosa muito rígida e  repulsa pelas secreções genitais. A ginecologista explica ainda que uma das principais causas da diminuição do apetite sexual entre o público feminino é a multiplicidade de funções assumidas pelas mulheres, o que diminui a prioridade do sexo.

Comente agora
07
Set
Maioria dos alimentos consumidos fora de casa tem higiene insatisfatória, diz pesquisa
Postado por: Elaine Brito / 08:18h

A Associação de Consumidores (Proteste) fez análises microbiológicas em 150 alimentos prontos para consumo vendidos em restaurantes e por ambulantes em Salvador e mais oito cidades brasileiras e constatou que o consumidor corre risco quando o assunto é comer fora de casa. A maioria (57%) dos alimentos tinham higiene insatisfatória e 11% estavam impróprios para o consumo. Foram avaliadas 150 amostras de comidas adquiridas nas ruas, praias e shoppings na capital baiana e em Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC); Guarujá (SP); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP) e Vitória (ES). As amostras dos alimentos vendidos nas praias foram as que apresentaram pior cenário: 17% impróprias para o consumo humano e 31% insatisfatórias. Foram encontrados coliformes fecais em 10 alimentos (7%), entre eles queijo coalho comprado na praia de Itapuã em Salvador. Dos alimentos de ambulantes vendidos na rua, 41% foram considerados insatisfatórios e 9% impróprios.

Comente agora
07
Set
Beber leite durante gravidez deixa filhos mais altos, diz estudo
Postado por: Elaine Brito / 07:51h

Um grupo de nutricionistas de três países acredita que mulheres que bebem leite durante a gravidez têm filhos mais altos quando eles chegam à adolescência. Especialistas da Islândia, Dinamarca e Estados Unidos compilaram dados de crianças nascidas no fim dos anos 1980 e verificaram a quantidade de leite ingerida pelas mamães durante os nove meses de gestação. Os bebês foram medidos e pesados no nascimento e acompanhados por quase duas décadas. Os resultados, publicados no Jornal de Nutrição Clínica e divulgados pelo Daily Mail, mostram que os mais altos eram aqueles cujas mães tomavam mais de 150 ml de leite diariamente. Também foram encontradas doses maiores de insulina no sangue desses voluntários, o que indica que o líquido também teria conferido mais proteção contra o desenvolvimento de diabetes na vida adulta. (Bahia Notícias)

Comente agora
07
Set
Florianópolis e Blumenau são suspensas do Mais Médicos por rejeitarem estrangeiros
Postado por: Elaine Brito / 07:05h

O Ministério da Saúde suspendeu as cidades catarinenses de Florianópolis e Blumenau do Programa Mais Médicos por não aceitarem profissionais estrangeiros sem a revalidação do diploma. As prefeituras aderiram ao programa, porém baixaram decretos determinando que não serão aceitos médicos formados no exterior sem o diploma revalidado pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida). O ministério notificou os municípios informando que a medida provisória, que institui o Mais Médicos, prevê a atuação dos profissionais sem a revalidação do diploma e tem força de lei. Para continuar no programa, as cidades devem cancelar os decretos. Do contrário, serão descredenciadas do Mais Médicos. Os profissionais selecionados para trabalhar em Florianópolis e Blumenau foram remanejados para outros municípios para que não fossem prejudicados, de acordo com o governo federal. (Agência Brasil)

Comente agora
06
Set
Saúde reforça incentivo à amamentação
Postado por: Elaine Brito / 17:55h

Para incentivar hábitos saudáveis de alimentação desde a infância, e aumentar o número de crianças que só consomem leite materno até os 6 meses, o Ministério da Saúde instituiu hoje (6) a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, no Sistema Único de Saúde. A estratégia repete ações de aleitamento e alimentação complementar saudável executadas pelo ministério. A Portaria 1.920, publicada na edição de hoje (6) do Diário Oficial da União, informa que o objetivo é contribuir para a redução de práticas desestimuladoras da amamentação. O governo pretende treinar os profissionais de saúde para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar como atividade de rotina das unidades básicas de Saúde. A estimativa do ministério é que 41% das mulheres amamentem seus bebês até os primeiros 6 meses. (Agência Brasil)

Comente agora
06
Set
SP: Alunos passam mal com merenda de escolas estaduais
Postado por: Samile Damasceno / 17:06h

Vinte e cinco crianças entre 10 e 12 anos foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na manhã desta sexta-feira, 6, com dores abdominais e vômito na Escola Estadual Condomínio Vargem Grande II, em Parelheiros, zona sul de São Paulo. A suspeita é de que os alunos tenham ingerido comida contaminada na escola. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dez crianças foram encaminhadas à Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Parelheiros e as outras 15 foram distribuídas por três hospitais no Jabaquara, no Grajaú e em Pedreiras. A Secretaria Estadual da Educação afirmou que já enviou uma equipe de supervisores ao local para inspecionar a merenda. Ainda não se sabe o que causou o mal-estar nas crianças. (Agência Estado)

Comente agora
06
Set
Ginecologista de Plantão: Christian Ferraz tira dúvidas de internautas do Voz da Bahia
Postado por: Samile Damasceno / 16:26h

O Médico Ginecologista Christian Ferraz, em entrevista a Rádio Recôncavo FM, deu continuidade as informações explicativas sobre problemas uterinos e sexualidade feminina.

Internauta – Com o passar do tempo a vagina perde a capacidade de elasticidade?

  • Christian Ferraz – Alguns fatores fazem com que, a mulher sinta algumas diferenças na área muscular do canal genital. Muitas mulheres se queixam de folga ou eliminação de ar no momento do ato sexual, isso em muitas situações pode não ser um defeito estrutural da musculatura, mas é uma questão que leva a mulher a procurar um atendimento médico especialista. Na verdade o fator idade influi no tecido do corpo. O canal vaginal tem uma mucosa e musculatura e com o passar dos anos perde a elasticidade. Essa é uma mudança que acontece em longo prazo e em sua maioria estão relacionadas a traumatismos de parto que não tiveram a devida atenção médica. Nessa modalidade de parto, a mulher pode perder fibras musculares causando a flacidez do canal.
  • As paredes vaginais, normalmente são coladas uma na outra, durante o sexo, com os estímulos da parte Neuro-hormonal a vagina ganha elasticidade para que possa ficar mais entreaberta. O exagero dessa abertura faz com que a passagem do pênis no canal vaginal evite o contato íntimo das mucosas e a mulher perde a sensação do toque de prazer.

Internauta – A correção cirúrgica resolve esse problema?

Comente agora
06
Set
Mais Médicos: Médicos argentinos ganharão o dobro no Brasil, diz jornal
Postado por: Samile Damasceno / 15:42h

Médicos argentinos que vêm para o Brasil pelo programa federal Mais Médicos devem ganhar o dobro do salário pago no país vizinhho, de acordo com reportagem publicada nesta quinta-feira (5) pelo jornal argentino "Clarín". Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os profissionais inscritos devem receber uma bolsa mensal de R$ 10 mil pela jornada de 40h semanais. Já na Argentina, segundo a reportagem, os profissionais de saúde precisam fazer plantões e acabam cumprindo 70h de trabalho por semana. No Brasil, eles terão cobertas despesas com viagem, alojamento e alimentação, um mês de férias por ano e acompanhamento de dois parentes diretos. Os argentinos são o segundo maior grupo do Mais Médicos (73), atrás apenas dos brasileiros (99), destacou o Clarín. 

Comente agora
06
Set
Vírus pode combater o câncer, afirmam pesquisadores
Postado por: Samile Damasceno / 14:57h

A cura do câncer é o sonho de muitos pesquisadores e nos últimos anos uma técnica que pode revolucionar o tratamento da doença vem se aperfeiçoando: a virusterapia, o uso de vírus geneticamente modificados para atacar as células tumorais. A Fundação Instituto Leloir, da Argentina, anunciou recentemente dois importantes avanços. Junto a colegas de Chile, Grã-Bretanha e Estados Unidos, os cientistas da instituição conseguiram adaptar um vírus que causa problemas respiratórios e conjuntivite, o adenovírus, para atacar com sucesso o câncer de pele e de pâncreas em camundongos. O diretor da equipe do Leloir, Osvaldo Podhajcer, chefe do Laboratório de Terapia Celular e Molecular e pesquisador sênior do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), disse à BBC Mundo que foi possível reduzir ou eliminar tumores sem danificar outros tecidos. Isso ocorreu porque os cientistas modificaram o DNA de modo que o vírus só possa se reproduzir em células cancerosas. A técnica representa um grande avanço em relação aos tratamentos convencionais para o câncer, como a quimioterapia ou radioterapia, que deixam sequelas graves. 

Comente agora
06
Set
Pesquisa diz que masturbação e pornografia podem causar dependência
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:49h
Pessoas podem se tornar dependentes de masturbação e pornografia. Quem sugere isso é uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria, do Hospital das Clínicas, em São Paulo, realizada desde o fim de 2010. Com o acompanhamento de 86 homens com comportamento sexual compulsivo, o estudo é o primeiro sobre o tema no país feito com este público. O objetivo da pesquisa é encontrar evidências científicas sobre dependência sexual e descobrir formas mais eficazes de tratar as enfermidades. Em escala descrescente, depois de masturbação e pornografia, aparecem as categorias de "sexo casual", "múltiplos parceiros de sexo casual", "bate-papo de sexo na internet", "sexo pago", "sexo por telefone" e "frequentar clubes de striptease". Os resultados iniciais da pesquisa foram divulgados pela revista "Psychiatry Research" neste ano. Informações da Folha.
Comente agora
06
Set
Justiça obriga SUS a iniciar tratamento de câncer 60 dias após diagnóstico da doença
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:46h

O tempo de espera máximo para começo de tratamentos oncóligicos no Sistema único de Saúde (SUS) será de 60 dias após a data de diagnóstico da doença. Segundo o autor da ação e defensor federal, Ricardo Salviano, o que ocorre é que, depois de diagnosticada a doença, o paciente precisa marcar uma consulta para um médico prescrever o tratamento, só que isso podia levar meses. A decisão determina que a data do resultado do exame seja o ponto de partida da contagem do prazo de 60 dias e não a consulta médica com a inclusão do diagnóstico no registro do SUS, como trazia a portaria. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Gabriel Faria Oliveira, o acesso à saúde é uma das principais demandas da Defensoria Pública da União (DPU) em todo país. Ele informa que processos relacionados a pedidos de medicamentos de alto custo e diversos procedimentos médicos representam grande parte dos processos movidos nas unidades da DPU em todo país. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
06
Set
Cientistas combatem câncer com vírus de gripe
Postado por: Elaine Brito / 12:00h

A cura do câncer é o sonho de muitos pesquisadores e, nos últimos anos, uma técnica que pode revolucionar o tratamento da doença vem se aperfeiçoando: a virusterapia, o uso de vírus geneticamente modificados para atacar as células tumorais. A Fundação Instituto Leloir, da Argentina, anunciou recentemente dois importantes avanços. Junto a colegas de Chile, Grã-Bretanha e Estados Unidos, os cientistas da instituição conseguiram adaptar um vírus que causa gripe e conjuntivite, o adenovírus, para atacar com sucesso o câncer de pele e de pâncreas em camundongos. O diretor da equipe do Leloir, Osvaldo Podhajcer, chefe do Laboratório de Terapia Celular e Molecular e pesquisador sênior do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), disse à BBC Mundo que foi possível reduzir ou eliminar tumores sem danificar outros tecidos. Isso ocorreu porque os cientistas modificaram o DNA de modo que o vírus só possa se reproduzir em células cancerosas.

Comente agora
06
Set
Juazeiro: Político deixa cargo por vaga de médico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:42h

O chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, Pedro Alcântara de Souza, apresentou-se à prefeitura de Juazeiro, no extremo norte do Estado, para integrar o programa Mais Médicos. Ele, porém, ainda não pediu a exoneração do governo estadual. Formado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), especializado em ginecologia, obstetrícia e mastologia, Alcântara, de 61 anos, chegou a exercer a profissão antes de abraçar a política. Fundador do PL (hoje PR) no Estado, foi vereador em Juazeiro e seis vezes deputado estadual. Não conseguiu se reeleger em 2010 e, em 2011, foi convidado pelo governador Jaques Wagner (PT) para assumir a função na Serin. "Ainda não comuniquei minha saída da pasta nem formalizei o pedido, porque queria conversar com o governador antes", alega. "Não seria delicado que ele ficasse sabendo pela imprensa que eu estava deixando o governo. Marquei uma audiência com ele para segunda-feira."

Comente agora
06
Set
Consumo em excesso de ômega-6 pode fazer mal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:15h

As gorduras desempenham inúmeras funções no nosso organismo e seus componentes são os ácidos graxos que podem ser divididos em saturados, monoinsaturados e poliinsaturados. Dentres os poliinsaturados estão o ômega-3 e o ômega-6. Esse último pode ser encontrado na forma de ácido araquidônico ou ácido linoléico. Alguns desses ácidos graxos são essenciais, ou seja, só são obtidos por meio da dieta. É o caso do ácido linoléico. Em quantidades adequadas, o ômega-3 e o 6 desempenham papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias, desenvolvimento neural, trombose, câncer e melhora na imunidade. 

Comente agora
06
Set
Governo federal destina verba para habilitação de UTIs, Stº. Antº de Jesus é contemplada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:57h

Curitiba irá receber R$ 2,628 milhões do governo federal para a habilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tipo II, no Hospital do Trabalhador em Curitiba. Os recursos fazem parte dos R$ 11,7 milhões destinados para a Rede de Atenção às Urgências. Além de Curitiba, Santo Antônio de Jesus (BA), Coroatá (MA) e Mafra (SC) receberão parte dos investimentos, definidos pela Portaria Nº 1.732. A ação vem do Ministério da Saúde que destinou R$ 8,1 milhões para a habilitação de UTIs e procedimentos de hemodiálise em 21 estados brasileiros.  Deste valor, R$ 72,7 milhões serão usados nos procedimentos em nefrologia. Para a superintendente executiva da Secretaria de Saúde de Curitiba, Jane Sescatto, os recursos auxiliam na cobertura de gastos com internações de pacientes da rede pública. “Os recursos do governo federal vêm vindo à medida que os projetos vêm sendo aprovados em prol da comunidade”, ressalta.  Toda a ação ainda prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões até o ano que vem. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento a pessoas com problemas renais como oferta de medicamentos e exames. Só ano passado, o SUS atendeu aproximadamente 86 mil pacientes mantidos em serviços de diálise: 93% deles estão em tratamento de hemodiálise. Até hoje no Brasil, 689 serviços de nefrologia são habilitados junto ao SUS. (Bem Paraná)

Comente agora
06
Set
Noite 'bem-dormida' eleva produção de células no cérebro
Postado por: Elaine Brito / 07:52h

Aqueles que acreditam no poder do sono como antídoto para mau-humor, fadiga estresse, tem mais um motivo para seguir a teoria. Isso porque uma pesquisa realizada por cientistas norte-americanos constatou que uma boa noite de sono ajuda a repor um tipo de célula do cérebro, chamada de mielina, que também é responsável por proteger o circuito neural. Até agora, a equipe de cientistas realizou a pesquisa com ratos de laboratório. Segundo os cientistas, que realizaram a pesquisa com ratos, o aumento da quantidade de mielina deu-se principalmente durante o período associado ao sonho - chamado de REM ou "movimento rápido dos olhos" - e foi produzido por genes. Por outro lado, genes envolvidos na morte das células, e em respostas de estresse, foram notados quando as cobaias foram forçadas a ficar acordadas. O estudo, publicadas na revista científica "Journal of Neuroscience", é mais uma tentativa da ciência para entender o aspecto biológico do sono entre humanos. (BBC)

Comente agora
06
Set
Feira de Santana: Médicos “fantasmas” são demitidos do Clériston Andrade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:10h

O diretor do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, José Carlos Pitangueira, que está à frente da instituição há dois meses, informou que cinco médicos 'fantasmas' foram identificados e demitidos da instituição. De acordo com ele, um levantamento foi feito para verificar a frequência dos funcionários e foi constatado que alguns profissionais não estavam comparecendo para trabalhar. Em nota publicada no site Acorda Cidade o gestor explicou. “Fizemos uma pesquisa e verificamos que cinco médicos não estavam comparecendo nesses 60 dias, por isso, nós tiramos da folha de pagamento. Quem não trabalha não deve receber”, afirmou, acrescentando que outros funcionários estão sendo investigados.  Segundo o diretor do Clériston, alguns médicos não estavam comparecendo, pois estavam com problemas de saúde. Esses, ele informou que serão encostados.

Comente agora
05
Set
Priscila Pires faz cirurgia para retirada de cálculo renal: 'Pior dor do mundo'
Postado por: Samile Damasceno / 17:41h

A pior dor do mundo. É assim quePriscila Pires descreve a crise de cálculo renal que ela teve na madrugada da quarta-feira, 4, logo após a festinha que ela tinha feito para comemorar o primeiro mês de vida do caçula Pietro. A dor na barriga que não passava de jeito nenhum e só fazia crescer foi diagnosticada através de uma tomografia como a popular pedra nos rim. Os 6mm de tamanho da formação já estavam entupindo o canal renal e causando inchaço no local. Por causa disso, Priscila passou por uma pequena cirurgia de emergência para a retirada do cálculo. "Senti a pior dor do mundo. Vomitei sem parar por excesso de dor. Graças a Deus, minha amiga e vizinha, Andréia, me levou correndo para o hospital, porque meu marido ficou cuidando dos nossos filhos,  o Gabriel estava muito assustado", contou ela lembrando do episódio. 

Comente agora
05
Set
Internado, Junior Lima tranquiliza os fãs: "logo mais estou zerado"
Postado por: Samile Damasceno / 13:11h

Mesmo internado em um hospital de São Paulo, que não teve o nome divulgado, o músico Junior Lima decidiu usar as redes sociais para tranquilizar os fãs. Em seu perfil do Instagram, o irmão de Sandy agradeceu ao carinho e atenção dos seguidores. "Obrigado pelas mensagens de todos!! É só uma questão de tempo, paciência e MUITA ÁGUA!! Logo mais já tô zerado!! Valeu!!", escreveu ele na manhã desta quinta-feira (05). Para quem não acompanhou, Junior foi internado na última terça (03) com cálculos renais. De acordo com a assessoria do músico, ele está em observação e não tem previsão de alta. 

Comente agora
05
Set
Intolerância à lactose deve ser tratada com retirada temporária de leite e derivados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:34h

Um dos problemas que acometem pessoas de todas as idades, mas principalmente bebês após o desmame - quando a criança passa a se alimentar com outros alimentos além do leite materno - é a intolerância à lactose (gordura presente no leite e seus derivados). Nessa passagem em que o organismo naturalmente reduz a atividade de processamento da gordura, problemas com má absorção e digestão incomodam os pequenos. Isso porque a lactose, não hidrolisada (processo químico), passa direto para o cólon, maior porção do intestino grosso e último canal do tubo digestivo, sem ser absorvida no intestino delgado. Depois de uma série de reações nesse local ocorre sua fermentação que pode causar dor abdominal e desconforto intestinal, como sintomas típicos que incluem dor abdominal, sensação de inchaço no abdome, flatulência, diarreia, arrotos e, particularmente nos jovens, vômitos. Para tratar o problema, deve-se fazer a retirada temporária de alimentos ricos em lactose até não haver mais sintomas. Depois, é recomendado reintroduzir aos poucos esses alimentos e observar. Um alerta que os especialistas recomendam é que a eliminação total e definitiva da lactose da dieta deve ser evitada por conta de prejuízos nutricionais em cálcio, fósforo e vitaminas. A orientação para o controle dos sintomas deve ser feita por um médico e/ou nutricionista. Informações da Agência Estado.

Comente agora
05
Set
Vacina Tetra viral estará disponível no dia 23 nos Postos de Saúde da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:54h

A partir do dia 23, estará disponível na rede pública de saúde a vacina Tetra Viral, que protege as crianças contra quatro doenças: sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada). A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em 2013, é vacinar 65 mil do total de 214. 625 crianças. Esta vacina, de acordo com norma do Ministério da Saúde, é exclusivamente para crianças de até 15 meses de idade (corresponde à segunda dose da Tríplice Viral e primeira dose da varicela), que tenham recebido a 1ª dose da Vacina Tríplice Viral. A vacina será implantada na rotina em todos os 417 municípios, nos serviços de saúde com Sala de Vacina do SUS/ Bahia. Atualmente, a população dispõe de 3.346 Salas de Vacinas cadastradas, no estado. Evitar complicações, casos graves e óbitos por varicela no grupo alvo da vacinação e a prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola e varicela e reduzir o número de injeções em um mesmo momento, bem como buscar uma melhor adesão à vacinação e consequentemente, melhoria das coberturas vacinais, são alguns dos objetivos da implantação da Tetra Viral.

Comente agora
05
Set
'Muitos vieram prontos para guerra', diz professor do Mais Médicos em SP
Postado por: Elaine Brito / 11:25h

Vários dos médicos estrangeiros que desembarcaram em São Paulo há cerca de dez dias para passar por um treinamento de três semanas pelo programa federal Mais Médicos achavam que iriam para o interior do Brasil e "não haveria nada, como se fosse um cenário de guerra", conta o professor João de Deus Gomes da Silva, de 38 anos, que dá aulas de políticas de saúde para 54 profissionais – 20 brasileiros e 34 estrangeiros – em uma escola na Zona Sul da capital. "Esses eram mais os europeus, que não conheciam bem a nossa realidade. Pensavam que encontrariam recursos inferiores, que não haveria enfermeiros, agentes comunitários, assistentes sociais, conselhos tutelares, farmácias", enumera o professor, que é psicólogo e atualmente faz doutorado em saúde coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Conservatório Nacional de Artes e Ofícios de Paris. No início das aulas, no dia 26 de agosto, João de Deus acreditava que os alunos teriam mais dificuldade para entendê-lo, por causa da língua – a maioria fala espanhol, mas também há participantes da Rússia, do Líbano, da França e da Holanda.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com