As comentadas


Boa tarde , Domingo, 29/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

08
Out
Açúcar ou sal: descubra qual dos dois faz mais mal a saúde
Postado por: Samile Macedo / 09:24h

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina Albert Einstein e do Saint Luke's Mid America Heart Institute, nos Estados Unidos da América, analisou vários estudos relacionados com a influência do açúcar e do sal na saúde do coração, e constataram que o sal não exerce tanto impacto na pressão arterial como se imagina. De acordo com os médicos que participaram na investigação, a redução da tensão arterial proporcionada pela diminuição do consumo de sal é “relativamente pequena”, havendo evidências de que consumir entre 3 a 6 gramas de sal por dia faz bem à saúde, e que ingerir menos de 3 gramas é prejudicial para o organismo. Mais do que cortar o sal, as pessoas devem tirar da mesa alimentos industrializados enriquecidos com açúcar, concluiu o estudo publicado na revistaOpen Heart, sublinhando que a maioria do sal da dieta advém da comida processada, também rica em açúcar. “O açúcar pode estar mais relacionado com a pressão arterial do que o sódio. Evidências científicas, estudos populacionais e ensaios clínicos revelam que o açúcar, particularmente a frutose, é o protagonista do desenvolvimento da hipertensão”, pode ler-se no estudo. James DiNicolantonio, do Mid America Heart Institute e um dos autores da investigação, garante que evitar açúcares processados, tais como a sacarose e xaropes de milho, pode causar uma significativa redução na pressão arterial, aconselhando o consumo de alimentos naturais e evicção de alimentos processados. Os autores enfatizam ainda que o açúcar natural encontrado nas frutas e vegetais não é prejudicial à saúde. Pelo contrário, comer frutas e vegetais é, como todos sabemos, benéfico para o organismo. 

Comente agora
08
Out
Truques para correr com segurança durante a gravidez
Postado por: Samile Macedo / 08:59h

Carrie Cole gosta de correr e teve o seu melhor tempo em uma meia-maratona quando estava grávida… de gêmeos. Mas, a corrida durante a gravidez deve ser pensada e aconselhada. Ao Huffington Post, a corredora revela quais os melhores truques para as grávidas continuarem a correr com segurança e conforto (dentro do possível, claro).

1. Ser honesta – cada mulher grávida deve estar consciente da sua situação e da sua capacidade, sendo importante o aconselhamento médico antes de continuar a prática de exercício físico. No caso das corredoras regulares e de longa distância, a honestidade é a solução: se não dá para percorrer 21 quilômetros, que sejam feitos cinco ou seis.

2. Não tentar novas distâncias – a gravidez não é a melhor época para experiências, por isso, se o máximo corrido foram os 21 quilômetros, é bom que esta distância se mantenha como limite.

3. Conhecer os sinais de alerta – sangramento vaginal, dores de cabeça e peitorais são alguns dos sintomas que se deve atentar quando uma grávida continua a correr. No caso do seu aparecimento, o melhor é parar e consultar a opinião de um médico.

Comente agora
08
Out
Distanásia: compreenda como funciona o prolongamento da vida
Postado por: Samile Macedo / 08:34h

Distanásia é o termo usado para designar o prolongamento da vida de doentes terminais através de aparelhos, protelando também o sofrimento e o processo de morte. Nesse caso, a extensão da vida é apenas uma questão biológica, sem promover bem-estar. Também conhecida como obstinação terapêutica, a distanásia foca apenas na quantidade de tempo restante e tenta prolongar esse período ao máximo. Em inglês, a prática também é chamada de “bad death”, que significa morte ruim. Entender essas questões é importante. O Dia do Direto à Vida, celebrado todos os anos em 8 de outubro, é uma data para lembrar e ponderar sobre como lidar com o final de uma jornada.

Entenda a distanásia - De acordo com um artigo publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem e escrito pelo médico Leonard Martin, a distanásia é um assunto recorrente na área da saúde e da bioética. O documento menciona que o processo não dá maior extensão à vida e sim prolonga o processo doloroso e sofrido da morte. Quando uma pessoa está muito doente, o corpo vai parando de funcionar aos poucos, porém equipamentos e medicamentos podem ser usados para manter as funções vitais.

Comente agora
08
Out
5 dicas para deixar a dieta mais barata e fugir dos altos preços no mercado
Postado por: Samile Macedo / 08:01h

"Sempre quis fazer dieta, pena que é caro". Segundo a endocrinologista Giuliana Pansera, essa é uma afirmação muito comum no consultório, ainda mais nesses tempos de economia em crise. Mas é possível, sim, entrar em forma sem gastar muito, basta se aventurar na cozinha e fazer algumas substituições no cardápio.

Fuja dos industrializados - Giuliana fez uma lista com cinco dicas para o iG. A médica defende uma alimentação mais natural e com poucos produtos industrializados - eles podem parecer "bonzinhos", mas são grandes vilões das dietas. "É bom para a boa forma e para a saúde também. Defendo alimentos naturais e caseiros para tudo. No final das contas, você deixa de consumir produtos industrializados ruins e que são mais caros", explica a endocrinologista.

1) Alerta vermelho para biscoitos integrais: "Nem sempre os produtos que parecem lights ou que tem fit no nome são saudáveis ou, de fato, menos calóricos. O pacotinho que você compra no supermercado vem cheinho de sódio, açúcar (com inúmeros apelidos), corantes e aromatizantes artificiais e outros componentes prejudiciais à dieta e à saúde", alerta Giuliana. A médica sugere investir um cookie caseiro, que não leva farinha branca e nem açucar. "Você pode fazer de forma rápida uma receita bem mais saborosa e mais barata, já que pode comprar frutas da estação e grãos, como aveia, a granel", indica. 

Comente agora
08
Out
Situação do HRSAJ pode ser resolvida ainda este mês, afirma Ministério Público
Postado por: Anacley Souza / 00:40h

A paralisação dos médicos no Hospital Regional já chega ao seu sétimo dia. Atendendo apenas casos gravíssimos. O corpo médico da Unidade alega falta de repasses e salários há mais de três meses atrasados. Cobrando explicação do Governo estadual e da secretaria de saúde, o Ministério Público de Santo Antônio de Jesus na pessoa do Promotor de Justiça Dr. Julimar Barreto, esteve em assembleia com a direção do Instituto Filgueiras, organização que administra o Hospital para esclarecer alguns pontos, “pedir um parecer da situação e me foi passado que já conseguiram um adiantamento com o Governo do estado para pagamento dos soldos do mês de julho e fui informado de que não há paralisação de atendimentos”, disse Barreto em entrevista a uma emissora de rádio local. Segundo Julimar Barreto a situação poderá ser resolvida ainda este mês.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
08
Out
Confira os dez alimentos que ajudam a amenizar a TPM
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:27h

A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um problema que atinge cerca de 80% das brasileiras, segundo o blog de Ana Paula Scinocca no jornal Estado de S. Paulo. No entanto, é possível amenizar os sintomas. De acordo com a nutricionista Marianna d’ Avila de Moura, a alimentação é um dos maiores aliados na luta contra a TPM. “Mas não adianta deixar para comer direito só quando a TPM chegar”, adverte. “O cuidado com a saúde e a escolha dos alimentos certos tem que acontecer durante todo o mês”, diz.

Confira os dez alimentos que podem ajudar a aliviar a TPM.

1 – Água: Nessa fase, aumenta-se retenção de líquidos – daí a sensação de inchaço.

2- Melancia: Diurética e rica em magnésio.

3- Verduras verdes escuras: São ricas em magnésio, potássio e ferro. Também são fonte de cálcio, que auxilia nas contrações musculares, diminuindo as dores da cólica.

4- Cacau: Fonte de triptofano (precursor da serotonina) e magnésio, vai ajudar a controlar o mau humor. Porém, o que vale é o cacau e não qualquer chocolate. A nutricionista recomenda consumir o chocolate com no mínimo 70% do alimento.

Comente agora
08
Out
S. A. de Jesus: Posto de saúde do Conjunto Habitacional Zilda Arnes está fechado por falta de segurança
Postado por: Ellen Rocha / 00:15h

O Posto de saúde do Conjunto Habitacional Zilda Arns, no  Minha Casa Minha Vida em Santo Antonio de Jesus permanece fechado por falta de segurança no local. De acordo com as informações, os funcionários deixaram a Unidade de Saúde por volta das 10hrs da manhã desta quarta-feira (07) alegando que quase seriam agredidos por um paciente e por não ter segurança, os mesmos resolveram se retirar e trancar os portões. A procura por atendimento,  uma moradora do bairro Maria Sônia expõe seu ponto de vista: “Eu vim porque meu filho precisa ser atendido, um posto que é para o beneficio da comunidade está fechado isso é um absurdo”, afirma. Outros moradores também contam que diversas vezes falta médicos na unidade saúde, e não tem horário para o fechamento. Como já foi citado no Voz da Bahia, não é a primeira vez que isso acontece, o órgão já foi invadido e os portões amassados, desse modo, os funcionários temem em ser agredidos ou vim a acontecer coisas piores.

  1. Redação Voz da Bahia/ Ellen Rocha
Comente agora
07
Out
Encontro debate a situação da tuberculose no mundo
Postado por: Anacley Souza / 23:26h

O deputado federal Antonio Brito (PTB-BA), presidente da Frente Parlamentar Pela Luta Contra a Tuberculose, promoveu hoje o encontro de representantes do governo britânico com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro, para discutir o perigo que representa a tuberculose em todo o mundo. Presentes na sede do ministério o parlamentar inglês Nick Herbert, presidente da Frente Parlamentar Global de Enfrentamento à Tuberculose; o secretário de Comércio do Tesouro do Reino Unido, Lord Jim O'Neill; e a conselheira-chefe para assuntos científicos do Departamento de Saúde do governo britânico, Dame Sally Davies. Os representantes britânicos destacaram a importância do Brasil nas articulações políticas para conseguir apoio para o desenvolvimento de novas tecnologias e citaram a necessidade de um esforço mundial para a erradicação da doença. Durante o encontro, Nick Herbert convidou Antonio Brito para liderar a Frente Parlamentar de Tuberculose das Américas. Para Brito, que também é presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara Federal, a situação é preocupante e caso não haja uma atenção imediata, os custos para o combate no futuro serão exorbitantes: “Como há muito abandono do tratamento, os bacilos estão se tornando multirresistentes, o que tem agravado o quadro. Precisamos investir logo em tratamentos e condições sociais para que o paciente seja completamente curado”.

Comente agora
07
Out
Bactéria de órgão sexual feminino pode ajudar no combate ao HIV
Postado por: Anacley Souza / 21:17h

Os benefícios da mucosa vaginal são ainda mais úteis do que se imaginava. Um estudo publicado pela Sociedade Americana de Microbiologia e divulgado pelo site Slate revela que, além de aumentar a fertilização e proteger o feto, uma vagina saudável pode ainda imobilizar partículas do vírus HIV. A pesquisa examinou a mucosa cervicovaginal (CVM, em inglês) de 31 mulheres. Foi testada a habilidade em imobilizar a partícula do HIV e, agora, os cientistas podem começar a trabalhar no desenvolvimento da bactéria que combate o HIV no corpo feminino. De acordo com os médicos, esse será um avanço ainda maior para as mulheres negras. Tudo porque um estudo de 2010 mostrou que somente 14% das negras possuem essa bactéria vaginal, contra 45% das mulheres brancas. Sam Lai, autor da pesquisa, afirma que os estudos são ainda muito recentes. Ele ressalta que é preciso ainda tempo para tirar conclusões mais profundas.

Comente agora
07
Out
Doenças contagiosas ressurgem por descaso a vacinas
Postado por: Anacley Souza / 19:19h

Doenças como sarampo, caxumba e coqueluche foram praticamente eliminadas do Brasil nas últimas décadas. Mas a notícia boa é também sinônimo de preocupação para médicos e autoridades sanitárias. O país tem relaxado em relação à vacinação de crianças, segundo reportagem do Estadão. Em apenas três anos, casos de coqueluche aumentaram 10 vezes no Brasil. Registros de caxumba em São Paulo e Rio de Janeiro estão cada vez mais frequentes. No Nordeste, a preocupação é com um surto de sarampo. Desde 2000, o Brasil não registrava um surto interno de sarampo. Mas, em 2013, Ceará e Pernambuco tiveram 732 casos. A situação foi considerada controlada há 10 dias. A caxumba e o sarampo podem ser prevenidas com a mesma vacina, aplicada em duas doses. Mas metade das crianças acabam não voltando ao posto de saúde para completar o tratamento. Não há números de escala nacional, mas no Rio de Janeiro 1.241 casos de caxumba foram registrados até agosto. O dobro do ano passado.

Comente agora
07
Out
Primeira dentição: confira dicas e tire as suas dúvidas
Postado por: Anacley Souza / 18:58h

Os bebês são como caixinhas de surpresas e muitas vezes o desenvolvimento ocorre tão depressa que os pais não conseguem acompanhá-lo. É preciso estar preparado para todos os acontecimentos e um deles é a primeira dentição. Nessa fase, o bebê pode apresentar vários sintomas, sendo a maioria deles desconfortáveis.

Desenvolvimento da primeira dentição: Os primeiros dentes de um bebê geralmente se desenvolvem quando a criança ainda está crescendo no útero. Eles começam a surgir através da gengiva quando os pequenos têm aproximadamente seis meses de idade. Esse processo é conhecido como primeira dentição. No entanto, é importante saber que os bebês são diferentes e o momento da dentição pode variar. Em alguns casos, os dentes começam a aparecer já aos quatro meses e, em outros, somente depois dos 12 meses. A dentição precoce ou tardia não deve causar problemas, exceto se afetar a alimentação do pequeno. As diferentes fases dos dentes podem durar meses e começam com o aparecimento dos incisivos, dentes frontais inferiores. Depois devem surgir os incisivos superiores, entre o 6º e o 8º mês. Os incisivos laterais superiores nascem do novo ao 11º mês. Do 10º ao 12º mês é a hora dos incisivos laterais inferiores, seguidos então pelos molares do 12º ao 16º mês. Finalizando a dentição da criança, do 16º ao 20º mês crescem os caninos, e do 20º ao 30º mês de idade os segundos molares. Em geral, uma criança terá todos os dentes de leite até completar 2 anos e meio de idade.

Comente agora
07
Out
OMS celebra primeira semana sem notificações de ebola desde março de 2014
Postado por: Anacley Souza / 18:10h

A Organização Mundial de Saúde (OMS) celebrou a primeira semana sem notificações de casos de ebola desde março de 2014. O fato foi comemorado nesta quarta-feira (7) . "Não tomamos conhecimento de nenhum caso confirmado de ebola na semana que terminou em quatro de outubro", informou a OMS. A epidemia da doença na região da África Ocidental iniciou em dezembro de 2013, no sul da Guiné, e deixou mais de 11 mil mortos, sobre um total de 28.500 casos. O maior número de casos ocorreu na Guiné, Serra Leoa e Libéria. No início de setembro, o órgão anunciou o fim da transmissão do vírus na Libéria, onde a epidemia atingiu ao todo 10.600 pessoas e deixou cerca de 4.000 mortos. (Correio)

Comente agora
07
Out
Segundo pesquisa, beber água antes das refeições ajuda a emagrecer
Postado por: Ellen Rocha / 16:51h

A Universidade de Birmingham, no Reino Unido, realizou um estudo ao longo de 12 semanas e concluiu que tomar bastante água antes das refeições pode funcionar como um bom método para redução do peso. A pesquisa contou com 84 participantes, que foram divididos em dois grupos: um com 43 pessoas e outro com 41. O menor grupo foi instruído a tomar 500ml de água antes de cada refeição. Os demais pacientes foram orientados a tomar a mesma quantidade antes de apenas uma refeição, ou de nenhuma, no entanto, deveriam imaginar que estavam com o estômago cheio. O resultado do teste clínico mostrou que os voluntários que bebiam água antes das refeições chegaram a perder, em média, 4,3 kg ao final dos três meses, enquanto os demais perderam apenas 800 gramas. O estudo, publicado no jornal médico Obesity, que é especializado em estudos sobre alimentação e obesidade, tem a intenção de fazer uma real contribuição a pesquisas relacionadas à saúde pública no Reino Unido.(ibahia)

Comente agora
07
Out
I Simpósio sobre o Câncer de Mama será realizado nesta quinta-feira em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Ellen Rocha / 15:56h

Dando continuidade as comemorações ao " Outubro Rosa", mês que se realiza  uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, irá acontecer nesta quinta feira (08) a partir das  08h, no Salão Social Espiríta José Pititinga em Santo Antonio de Jesus o I Simpósio sobre o Câncer de Mama  que contará com a presença de muitos palestrantes entre eles o Dr. João Neiva oncologista, Dr. Luciano Ramos mastologista e  Dr. Maria José Mariano ginecologista. No evento estará presentes também psicólogos, nutricionistas, enfermeiras, fisioterapeutas e advogadas. As inscrições podem ser feitas pelo o email do instituto Amigas do peito: amigasdopeito.vidapelavida@gmail.com. As inscrições serão aceitas também no local do evento e o valor cobrado  é um quilo alimento não perecível.

Redação Voz da Bahia/ Ellen Rocha

Comente agora
07
Out
S.A.de Jesus: Cidadão diz que postos de saúde estão fechando 14h por ordens do prefeito
Postado por: Samile Macedo / 13:27h

Um cidadão revelou a uma Rádio local nesta quarta-feira (07) que os postos de saúde de Santo Antônio de Jesus estão fechando às 14h da tarde por ordens do prefeito Humberto Leite. O senhor Miguel, conhecido como ‘Miguel do Alto’ relatou nunca ter visto em toda sua história na cidade santoantoniense ou em outras localidades as unidades de saúde fecharem às 14h. “Me disseram que as ordens do prefeito foi fechar nesse horário todos os postos de saúde da cidade. Quer dizer, já está difícil sem o Hospital Regional fazer os atendimentos da região e ele ainda baixa um decreto desses, prejudicando os atendimentos às comunidades em geral”, declarou. 

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
07
Out
Cruz das Almas: Mulheres têm até esta quarta para realização de mamografia gratuita
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:59h

Termina nesta quarta-feira (7) o Rastreamento do Câncer de Mama no município de Cruz das Almas. A ação, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realiza mamografias gratuitas em mulheres de 50 a 69 anos, com o intuito de detectar precocemente o câncer de mama. Os caminhões onde acontece o rastreamento estão desde o dia 21 de setembro no município, com meta de realização de 2.100 exames em 15 dias. A ação faz parte do programa Saúde Sem Fronteiras, da Sesab, e da Campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar e estimular o diagnóstico e prevenção do câncer de mama.

Comente agora
07
Out
Luz do computador acelera envelhecimento; tire outras dúvidas
Postado por: Samile Macedo / 12:06h

Limpar e tonificar o rosto regularmente deixa mesmo a pele jovem por mais tempo? É verdade que tomar muito sol acentua as rugas e as linhas finas? Por que a pele das mãos envelhece mais rápido do que a do rosto? Dá para eliminar os "pés de galinha" usando apenas creme para a área dos olhos? Aliás, a partir de que idade a mulher deve se preocupar com o envelhecimento da pele do rosto? "Depende do modo de vida. Uma mulher que se expôs ao sol por longos períodos pode começar a utilizar cremes a partir dos 21 anos", opina o farmacêutico especialista em Cosmetologia, Lucas Portilho, que tirou mais outras dúvidas sobre rejuvenescimento facial.

CONSIGO ELIMINAR "PÉS DE GALINHA" USANDO APENAS CREME PARA A ÁREA DOS OLHOS? - De acordo com Lucas Portilho, depende se a ruga for profunda ou superficial. "Quando tratamos as linhas finas ou superficiais, é possível reverter os 'pés', mas, nos casos de linhas profundas, é possível apenas reduzir o tamanho deles. Os cremes para área dos olhos, quando utilizados a partir da idade correta, podem retardar o aparecimento das rugas. O problema é que muitas pessoas esperam o aparecimento das temidas rugas para só, então, iniciar o tratamento", explica o farmacêutico especialista em Cosmetologia.

LIMPAR E TONIFICAR O ROSTO REGULARMENTE DEIXA A PELE JOVEM POR MAIS TEMPO? - "O ato de limpar apenas não deixa a pele jovem por mais tempo. Mas, quando o tônico utilizado contém ativos hidratantes e antioxidantes, estes ativos contribuirão para a manutenção da pele, mantendo o aspecto jovem por mais tempo", explica.

Comente agora
07
Out
Por que só o dentista consegue tirar o tártaro?
Postado por: Samile Macedo / 11:32h

Fazer a limpeza de tártaro no dentista é quase um clareamento, em alguns casos. Seria maravilhoso poder ter o mesmo resultado em casa. Mas para tirar aquele amarelado, apenas na cadeira do dentista. O tártaro é uma formação endurecida da placa bacteriana que não foi retirada no dia a dia durante as higienizações. É semelhante a uma "pedrinha" que gruda nos dentes trazendo alguns inconvenientes à saúde bucal. “A retirada do tártaro é feita pelo profissional com equipamentos e instrumentos adequados. A técnica empregada é aprendida na faculdade ou em especializações”, explica o cirurgião-dentista, Faisal Ismail, da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas. Para fazer essa limpeza, o dentista usa um aparelho de ultrassom e outros instrumentos manuais. Também pode ser utilizado o jato de bicarbonato. Nesse procedimento, o profissional faz uma raspagem para remover o tártaro e alisar a superfície do dente. Assim, menos placa é acumulada e menos tártaro se formará futuramente. “A indicação pode variar de pessoa para pessoa, mas a média mínima é de que você procure seu dentista duas vezes ao ano para fazer uma limpeza (profilaxia) de placa bacteriana ou a raspagem se houver tártaro”, diz Faisal.

Comente agora
06
Out
Desenvolvimento do bebê: Os riscos de introduzir os sólidos muito cedo... ou muito tarde!
Postado por: Anacley Souza / 23:26h

Introduzir novos alimentos na dieta do pequeno antes do período de 4 a 6 meses pode ser perigoso. A começar pelo fato de que ele vai deixar de receber os benefícios do leite materno muito cedo. Além disso, com um sistema gastrointestinal imaturo, o bebê está mais exposto a desenvolver alergias e contrair infecções. "Qualquer bactéria pode levá-lo a ter diarreia, vômitos e desidratação", alerta Fabíola Suano, da SPSP. Para completar, a má absorção de nutrientes pode levar tanto à chamada fome oculta (que é a carência de vitaminas e minerais) quanto ao excesso de peso. "Ao comer uma batata, por exemplo, a criança pode absorver tudo que tem ali e não eliminar nada. E aí, ela fica obesa", exemplifica Virgínia Weffort. Oferecer alimentos diferentes muito tarde também é negativo. É que, com todas essas transformações, a amamentação exclusiva não dá mais conta do recado. "E não é que o leite ficou fraco, a criança é que cresceu", justifica a docente da UFTM. Por isso, ela precisa de mais nutrientes - que serão recebidos via frutas, verduras, legumes, carnes e cereais. Se não contar com esse aporte extra, o seu desenvolvimento pode ser comprometido.

Bebês que se alimentam por fórmulas: Para eles, a regra é a mesma,  a alimentação complementar deve acontecer aos 6 meses. No entanto, dependendo do crescimento da criança, pode ser que o pediatra antecipe a introdução. "É que a fórmula não tem a mesma variedade de fatores imunológicos que o leite materno", pondera Weffort.

E os prematuros? A introdução da alimentação complementar daqueles que vieram ao mundo antes dos nove meses deve ser feita com mais cuidado. Isso porque, se o bebê foi um prematuro extremo ou nasceu com muito baixo peso, deve-se levar em conta a idade corrigida, ou seja, considerar o período que ele levaria para completar 40 semanas de gestação. "Essas crianças costumam ser mais imaturas em relação a órgãos, sistemas, enzimas... É um neném mais devagar", resume Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança. Já os prematuros que se desenvolvem normalmente e têm um bom crescimento estão aptos para fazer a introdução aos 6 meses.

Comente agora
06
Out
Cerveja é tão eficaz quanto água para reidratar após exercício, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 21:18h

Tomar cerveja moderadamente depois do exercício físico é tão eficiente quanto beber água para reidratar o corpo. A conclusão é de um estudo espanhol apresentado em Bruxelas, na Bélgica, durante o Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde. Manuel Castillo, da Universidade de Córdoba, queria saber se o hábito de tomar a bebida depois de uma atividade física – uma partida de futebol, por exemplo – faz mal. “Não se encontrou nenhum efeito específico e nenhum negativo que possa ser atribuído à ingestão de cerveja em vez de água”, afirmou o médico. Para ele, a atuação da cerveja, nesse caso, é “exatamente igual à da água”, desde que não haja nenhuma contraindicação especial. A quantidade “moderada” que o estudo recomendou foi de 660 ml, que equivale a dois chopes na Espanha – no Brasil, o número fica entre uma garrafa e duas latinhas. Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, explicou que o álcool contido na cerveja “tem certos efeitos positivos”, que se somam a componentes não alcoólicos que também fazem bem à saúde, como os polifenóis. Segundo ele, o consumo – moderado – da cerveja “ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças a seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias”. Isso leva à melhora da pressão arterial, baixa o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), entre outros benefícios. O médico ressaltou também que os benefícios só aparecem “dentro de um padrão de alimentação saudável”.

Comente agora
06
Out
SUS terá que fornecer remédio à base de canabidiol para paciente
Postado por: Anacley Souza / 20:51h

A Justiça Federal determinou que o Serviço Único de Saúde (SUS) forneça remédio à base de canabidiol (derivado da maconha) para uma paciente de 9 anos morador de Tupaciguara, na região do Triângulo Mineiro. Conforme o Ministério Público Federal (MPF) o menino que precisa da droga sofre de quadro grave de epilepsia, tendo até 40 crises por dia. A família alega não ter condições financeiras para comprar o medicamento. Ao analisar o caso, o juíz da 1ª Vara Federal de Uberlândia deu prazo de 15 dias para a União, o Estado e o município de Tupaciguara fornecerem o medicamento ao pacidente, pelo prazo de seis meses. Ainda conforme o magistrado, um mês antes do término desse prazo, uma novoa ação deve ser apresentada para comprovar a necessidade de continuação do tratamento. Segundo a ação, o menino chega a se machucar durante as convulsões. O médico que acompanha o paciente assegurou que as epilepsias refratárias podem evoluir, aumentando o risco de morte da criança. No processo, conforme o MPF, a mãe relatou, ainda, que por causa dos anticonvulsivos, hormônios e outros medicamentos que toma, o filho apresenta várias altas taxas de enzimas hepáticas, sonolência excessiva e obesidade infantil. Após vários tratamentos foi receitado medicação à base de canabidiol ao paciente, que apresentou melhora das crises epilépticas, evolução na aprendizagem e redução da sonolência. Contudo, cada seringa de 10 mg do medicamento custa cerca de R$ 1.500, sendo necessárias 10 seringas por mês, o que totalizaria R$ 15 mil no período de 30 dias. De acordo com o órgão, os medicamentos ministrados até o momento foram adquiridos por meio de uma rifa entre amigos. Justiça O MPF e o Ministério Público de Minas (MPMG) sustentaram, no processo, que o Estado tem o dever de fornecer o medicamento ao paciente.

Comente agora
06
Out
Varizes: solução sem cirurgia
Postado por: Anacley Souza / 18:27h

Pernas cansadas, sensação de peso, dores e queimação podem ser sintomas de varizes. Muitas pessoas acreditam que se trata apenas de uma questão estética quando, na verdade, é uma doença crônica, que já afeta aproximadamente 70% da população brasileira. Mas uma novatécnica promete acabar com este problema. E o melhor: sem dor e com resultado imediato. A Clacs (Cryolaser e Cryo escleroterapia) é a nova aliada de combate às varizes que combina laser, escleroterapia e jatos de ar gelado na pele. Na prática, se reduz as repetidas agulhadas e se consegue secar os vasinhos bem mais rápido. É indicada para tratar desde casos mais severos, com risco de feridas, até aqueles vasinhos mais finos e superficiais, chamados telangiectasias, podendo ser aplicada em todo o corpo, desde as pernas até a face. A nova técnica será apresentada no 41º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, que começa hoje e vai até o dia 10, no Rio de Janeiro. As varizes são veias tortuosas dilatadas que pioram progressivamente, e quando não tratada corretamente pode causar diversas complicações, como úlceras venosas (feridas) e insuficiência venosa crônica. É quando as veias das pernas se tornam incapazes de bombear um volume suficiente de sangue de volta ao coração. A maior incidência é no sexo feminino: de 2,5 a três casos de mulher com varizes para cada homem.

Comente agora
06
Out
O que atrai mais os mosquitos
Postado por: Ellen Rocha / 16:56h

O Business Insider lista sete fatores que conseguem atrair os mosquitos e fazer com que sejam mais teimosos (e violentos).Um deles é o tipo de sangue, sendo que as pessoas da categoria O são mais propensas a sofrer com as picadas dos mosquitos, como indica um estudo publicado, em 2004, no Journal of Medical Entomology. A gravidez é outro dos fatores e dos que mais atrai os insetos, existindo uma diferença significativa entre a propensão à picada entre mulheres grávidas e não grávidas. Segundo a publicação, também a ciência já mostrou que o álcool é outro dos aspectos que cativam os mosquitos, estando as pessoas menos sóbrias mais vulneráveis às suas picadas. Mas como não podia deixar de ser, também o odor corporal ajuda a que os mosquitos queiram ou não ‘atacar’. As pessoas com odores mais intensos – possivelmente devido a maiores níveis de suor – são as mais afetadas, assim como aquelas que possuem um menor número de micróbios na pele. Os mosquitos também preferem as pessoas que emitem menos dióxido de carbono e aquelas que se exercitam mais e, por isso, produzem mais ácido láctico.

Comente agora
06
Out
O uso do sutiã correto é questão de saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:38h

A mama feminina passa por diversas transformações ao longo dos anos. É por isso que o sutiã pode se tornar um bom aliado, se usado corretamente, garantindo firmeza, sustentação e bem estar à mulher. A partir da adolescência, a mulher passa por diferentes necessidades de modelos e tamanhos. Foi buscando atender a todas as idades que o mercado de lingerie oferece uma expressiva diversidade de peças. "Para cada mulher, existe um sutiã que se adéqua melhor ao seu corpo. Vai muito além da peça ter que garantir conforto, ela é essencial para saúde e cuidado com a postura", destaca a empresária Juliana Moraes, da Água Fresca Lingerie. Algumas mulheres, por exemplo, investem na prótese de silicone para garantir um aspecto mais bonito ao colo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nos últimos três anos foram realizadas 151 mil operações de mama. Mas, a mulher que se submete ao procedimento também precisa estar atenta ao que usar. "Para o pós-cirúrgico, sugiro um modelo sem aro, de alças largas e com abotoadura na frente que permite a regulagem. Além de garantir firmeza, permite que a pele respire", afirma Juliana. Segundo ela, esse modelo é um dos mais indicados por clínicas de cirurgia plástica. "Logo após a operação, também é preciso estar atenta ao que usar dentro de casa, como pijamas e camisolas fáceis de colocar e tirar e que não vão incomodar durante o processo de recuperação", ensina.

Comente agora
06
Out
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:07h

O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. A doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários. Em seu funcionamento normal, o corpo substituiu as células antigas por células novas e saudáveis. As mutações genéticas podem alterar a habilidade da célula de manter sua divisão e reprodução sob controle, produzindo células em excesso, formando o tumor. Um tumor pode ser benigno (não perigoso para a saúde) ou maligno (tem o potencial de ser perigoso). Os benignos não são considerados cancerígenos: suas células têm aparência próxima do normal. Elas crescem lentamente e não invadem os tecidos vizinhos, nem se espalham para outras partes do corpo. Já os tumores malignos são cancerosos. Caso suas células não sejam controladas, podem crescer e invadir tecidos e órgãos vizinhos, eventualmente se espalhando para outras partes do corpo.

Comente agora
06
Out
Outubro Rosa: Casa Legislativa de S. A. de Jesus promove sessão especial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:02h

Com o objetivo de gerar maior mobilização a Campanha do Outubro Rosa, movimento mundial na luta contra o câncer de mama, a Câmara Municipal de Santo Antonio de Jesus realizou na noite desta segunda-feira (05/10), uma sessão especial indicada pelo vereador Francisco Freire (PRP), sobre os riscos e formas de prevenção da doença. Durante a sessão, os médicos Luciano Ramos (mastologista) e João Neiva (oncologista) abordaram o tema em palestra e ressaltaram a importância da Campanha, que visa, justamente, orientar as mulheres para a necessidade de fazerem o autoexame em casa e os exames médicos de rotina, a exemplo da mamografia. Estiveram presentes na sessão as representantes da ONG Amigas do Peito, instituto que realiza atividades de mobilização, conscientização e amparo a mulheres e familiares vítimas da doença no município. Na ocasião, a ONG recebeu uma placa de homenagem dos vereadores, entregue por Freire, aos relevantes serviços prestados no município, momento em que elogiaram a iniciativa da Câmara Municipal em aderir à proposta de ampliar a discussão do tema. Não estiveram presentes no plenário os edis Maria de Fátima Pereira Santos de Souza (PROS), Cristiano Conceição de Sena (PT) e Albino Martins dos Santos (PSDB). As sessões acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas, no prédio da Câmara Municipal de Vereadores, na Rua Manoel José da Paixão Araújo, nº 58 – Centro. As atividades em plenário também são transmitidas ao vivo pelo site da Casa Legislativa www.camarasaj.ba.gov.br.

Ascom CâmaraSaj – Avana Cavalcante

Comente agora
06
Out
Exercício físico pode ajudar a aliviar os efeitos do bullying
Postado por: Samile Macedo / 12:52h

Que o exercício físico é uma forma de melhorar a saúde física e mental, não restam dúvidas, mas surge agora um novo estudo que reforça esta teoria e que revela ainda a importância da atividade física para os mais novos, sejam crianças ou adolescentes. Conta a revista New York Magazine que Jeremy Sibold, da Universidade de Vermont, detectou que o exercício físico é capaz de atenuar as consequências negativas do bullying, cada vez mais frequente entre os jovens. Publicado no Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, a pesquisa indica que 25,1% dos estudantes que sofrem ou sofreram de bullying e que confessam fazer exercício seis a sete dias por semana “sentem-se tristes cerca de duas semanas nos últimos 12 meses, em comparação com 35,7% dos estudantes (também vítimas de bulying) que relataram fazer exercício apenas uma vez por semana”. Contudo, dos estudantes que fazem mais exercício, 15,9% relatam ter pensamentos suicidas, sendo que 6,4% revelou uma tentativa de suicídio nos últimos 12 meses. Os números tornam-se mais preocupantes quando entram em ação os jovens mais sedentários: 24,6% têm pensamentos suicidas e 10,3% já tentou acabar com a própria vida.

Comente agora
06
Out
Com 693 mortes, Brasil bate recorde de vítimas por dengue
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:40h

Com 693 mortes por dengue confirmadas, o Brasil já registrou no ano recorde de vítimas da doença, revela o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. É o número mais alto desde 1990, o dado mais antigo disponível. O recorde anterior havia sido registrado em 2013, com 674 óbitos. As estatísticas consolidadas só consideram os registros de 4 de janeiro até o dia 29 de agosto, o que indica que o balanço final do ano pode ser maior. Ainda de acordo com o boletim, nos oito primeiros meses de 2015, houve 1,4 milhão de casos da doença, dos quais 1.284 foram classificados como quadros graves. O número de óbitos em 2015 é 70% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 407 pessoas morreram. O recorde de mortes foi alavancado pela epidemia no Estado de São Paulo, onde 667,5 mil pessoas foram infectadas. Do total de brasileiros que morreram neste ano por causa da doença, 58% viviam em cidades paulistas, o equivalente a 403 óbitos. Goiás foi o segundo Estado com o maior número de mortes: 67, seguido por Ceará (50), Minas (47) e Paraná (24). Só quatro Estados não registraram nenhuma morte: Acre, Roraima, Sergipe e Santa Catarina.

Comente agora
06
Out
Por que alguns homens desenvolvem sintomas de gravidez? Entenda
Postado por: Samile Macedo / 09:07h

Há cerca de um ano, Harry Ashby, que tem 29 anos e trabalha como segurança na Inglaterra, figurou nas manchetes de vários jornais britânicos por estar sofrendo uma série de sintomas atípicos para um homem: náuseas, enjoos, aumento de peso e até crescimento da barriga. Curiosamente, esses eram os mesmos sintomas que sua namorada, grávida, sentia. Ashby foi ao médico e obteve o diagnóstico: ele estava com síndrome de Couvade. Não é uma doença, mas um conjunto de sintomas de uma "gravidez fantasma", uma espécie de gravidez psicológica ou "gravidez por empatia". O caso de Harry Ashby pode até parecer estranho, mas não é o único, nem o primeiro.

Antecedentes antropológicos - O nome da síndrome vem da palavra francesa "couver", que significa incubar. Ela designa um conjunto de sintomas involuntários associados à gestação, que não têm nenhuma causa física aparente – e que aparecem em alguns homens que vão ser pais. Foi um antropólogo francês que utilizou esse nome pela primeira vez em 1865 para descrever os hábitos que observou em comunidades primitivas, como na antiga Grécia, diante da espera de um bebê. Essas comunidades passavam por rituais "imitando" o que acontecia com as mulheres grávidas. O homem imitava as dores do parto, deixava de fazer suas coisas e de ter qualquer esforço físico e, quando o bebê nascia, ele o colocava no peito e simulava a amamentação.

Comente agora
06
Out
Segundo informações, cerca de 60 pacientes ficaram sem atendimento, pois HRSAJ só atende casos de 'bandeira vermelha'
Postado por: Samile Macedo / 08:24h

Parece que as informações contidas na nota enviada pela diretoria do Instituto Fernando Filgueiras (IFF), descartando quaisquer atrasos no repasse das verbas do governo do Estado e paralisação nos atendimentos do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus não procedem. De acordo com informações da Rádio Andaiá FM, só estão sendo atendidos aqueles pacientes que se encaixam na ‘bandeira vermelha’ (emergências mais extremas, por exemplo, feridos por disparos de arma de fogo ou facadas), sendo que os atendimentos convencionais de pronto socorro não estão sendo avaliados. Ainda segundo a emissora, há apenas um médico de plantão e na noite da última segunda-feira (05), cerca de 60 pessoas retornaram para suas residências sem atendimento. O setor de ambulatório, porém, até o momento continua normal, mas não se sabe se os pacientes obterão a atenção necessária e resultado esperado, pois até mesmo na frente da unidade hospitalar encontram-se faixas com palavras de ordem sobre o movimento de paralisação ou ‘Operação Tartaruga’, termo usado para se referir à situação enfrentada pelo HRSAJ até o presente momento.

Redação Voz da Bahia  - Samile Macedo

Um comentário
06
Out
Conheça 9 alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer de mama
Postado por: Samile Macedo / 07:21h

Há cada vez mais provas de que comer os alimentos certos desempenha um papel importante no que toca à prevenção do câncer de mama. Alguns alimentos, como os peixes gordos, ajudam a prevenir o crescimento de tumores cancerígenos, enquanto os vegetais de folhas verdes contêm propriedades que ajudam a combater os hormônios responsáveis pelo aparecimento de câncer. E como todas as ajudas são bem-vindas, o site Healthista listou os nove alimentos que podem ajudar o seu corpo a proteger-se do câncer de mama.

Vegetais crucíferos - Estes vegetais contêm substâncias como glucosinolatos que contêm enxofre, responsável pelo sabor amargo e pelo cheiro destes vegetais. Estudos sugerem que estes químicos podem ajudar a evitar que as células sofram danos no DNA e indução da morte celular, o que pode reduzir o risco de câncer. Couve-flor, alho, cebola e repolho são todas ótimas opções deste tipo de vegetais.

Vegetais de folhas verdes escuras - Estudos sugerem que a luteína e a zeaxantina encontradas em vegetais de folhas verdes escuras, como o espinafre e a couve, poderiam ajudar a reduzir os riscos de câncer de mama.

Feijões e leguminosas - Um estudo da Nurses Health sugere que o consumo de feijão e leguminosas como a lentilha e o grão de bico foi associado a um risco reduzido de câncer da mama.

Tomate - É uma fruta excelente no que toca ao combate ao câncer da mama, graças ao seu alto teor de antioxidantes e licopeno.

Comente agora
05
Out
Varzedo: Ambulância do SAMU está quebrada e a população fica sem atendimento médico
Postado por: Ellen Rocha / 23:58h

O município de Varzedo está precário de hospitais para atender a população, com isso a prefeitura disponibilizou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para realizar a demanda dos atendimentos urgentes da cidade. Mas para o descontentamento dos moradores, a ambulância apresentou problemas técnicos, desse modo o município está sem nenhuma assistência médica no local. Em entrevista ao repórter Tino Alves o Coordenador Médico do SAMU Dr. Fábio Quintão relata o que está acontecendo que Varzedo como qualquer outro município está passando por dificuldades. “As ambulâncias precisam de manutenções, que por sua vez elas custam em torno de R$ 25 mil, mas a prefeitura não tem como arcar com essa despesa, infelizmente a comunidade de Varzedo é a que mais necessita da ambulância pela falta de hospitais nessa região”, ressalta.

  1. Redação: Voz da Bahia - Ellen Rocha 
Comente agora
05
Out
Conheça os incríveis benefícios do mel e da canela
Postado por: Anacley Souza / 22:59h

O mel e a canela são dois presentes da natureza para a saúde graças a suas capacidades de combater e prevenir diferentes doenças. Combinados ou separados, estes dois ingredientes contam com uma poderosa ação antioxidante, anti-inflamatória e antibiótica que atua de maneira eficaz no corpo para combater patógenos e impulsionar o bom funcionamento dos órgãos vitais. Durante muitos anos a combinação de mel e canela vem sendo parte dos remédios populares para tratar diferentes problemas de saúde, aumentar as defesas do corpo e inclusive complementar as dietas para perder peso. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem o quão benéfica esta mistura é para a saúde e por que deveriam incluí-la na dieta. Por isso, o site Melhor Com Saúde reuniu alguns dos benefícios principais desta dupla. Confira!

MEL:

  1. - Fornece energia para o organismo.
  2. - Tem propriedades antibióticas que ajudam no tratamento de problemas na garganta, tosse e doenças respiratórias.
  3. - Atua como um calmante para as pessoas com úlceras.
  4. - Suas propriedades antissépticas previnem as infecções.
  5. - Contribui para reparar o tecido da pele danificado por queimaduras e feridas.
  6. - É um alimento probiótico que ajuda a regular a flora intestinal.
  7. - Previne a prisão de ventre.

CANELA:

  1. - Regula os níveis de açúcar no sangue.
  2. - Ajuda a controlar o colesterol e os triglicerídeos.
  3. - Reduz a dor de estômago, a inflamação e os gases.
  4. - Cura e previne diferentes tipos de infecções.
  5. - Contém vitamina A, magnésio, vitaminas do complexo B, zinco e flavonoides.
  6. Por que misturar os dois?
  7. Sabendo que ambos os ingredientes apresentam muitos benefícios, nada melhor do que combiná-los para fazer um poderoso remédio natural, para poder enfrentar diferentes problemas de saúde.
  8. A mistura de mel com canela apresenta os seguintes benefícios:
  9. - Fortalece o sistema imune e previne doenças.
  10. - Combate problemas de audição.
  11. - Reduz a dor e a inflamação das articulações.
  12. - Ajuda a perder peso.
  13. - Reduz os níveis de colesterol
  14. - Protege o coração e previne as doenças cardiovasculares
  15. - Melhora a digestão, previne a prisão de ventre e acalma a irritação do intestino.

 

- Rejuvenesce os tecidos e os órgãos.

Um comentário
05
Out
“Tomar” exercício físico? Droga que imita efeitos da atividade pode virar realidade
Postado por: Anacley Souza / 21:56h

Remédios que imitam os benefícios do exercício físico podem se tornar uma realidade em breve graças a uma descoberta sem precedentes feita pelo Centro Charles Perkins, da Universidade de Sydney, na Austrália. Os resultados foram publicados no periódico Cell Metabolism e revelaram milhares de mudanças moleculares que ocorrem em nossos músculos quando nos exercitamos, fornecendo o primeiro mapeamento do exercício abrangente do mundo, segundo reporta o portal Science Daily. “O exercício é a mais poderosa terapia para muitas doenças humanas, incluindo diabetes tipo 2, doença cardiovascular e distúrbios neurológicos”, afirmou o professor David James, chefe do grupo de pesquisa que assumiu o estudo. “No entanto, para muitas pessoas, o exercício não é uma opção de tratamento viável. Isso significa que é essencial que encontremos maneiras de desenvolver drogas que imitem os benefícios do exercício.” Os pesquisadores da Universidade de Sydney, em parceria com uma equipe da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, analisaram biópsias da musculatura esquelética humana de quatro homens saudáveis e não ativos após 10 minutos de exercício de alta intensidade. A partir disso, descobriu-se que o exercício curto e intenso desencadeia mais de mil mudanças. A maioria delas não havia sido associada com o exercício físico até então. “Enquanto cientistas suspeitavam há muito tempo que o exercício causa uma complicada série de mudanças no músculo humano, esta é a primeira vez em que conseguimos mapear exatamente o que acontece”, afirma o co-autor do estudo Dr Nolan Hoffman. “Esse é um avanço tremendo, pois permite que cientistas usem essa informação para desenvolver uma droga que imite as reais mudanças benéficas causadas pelo exercício”, completa.

Comente agora
05
Out
Anvisa registra medicamento genérico para asma
Postado por: Anacley Souza / 21:46h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (5) o registro do medicamento genérico dipropionato de beclometasona, remédio para asma com uma substância qua não tinha concorrentes no mercado brasileiro de genéricos. A medida traz uma opção mais barata do medicamento para o consumidor. O registro é um documento emitido pela Anvisa necessário para que um remédio possa ser comercializado no Brasil. Também foram publicados os registros de um medicamento para hipertensão pulmonar tromboembólica crônica e de outro para tumores cerebrais e alguns tipos de linfomas. O primeiro, Adempas® (riociguate), será produzido como comprimido revestido de 0,5 miligrama (mg), 1mg, 1,5mg, 2mg e 2,5mg. Enquanto o segundo, Becenun® (carmustina) estará disponível como pó liofilizado para solução injetável de 10 mg. (Agência Brasil)

Comente agora
05
Out
Beijo funciona como vacina, segundo especialista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:41h

É muito comum a ideia de que o beijo transmite uma série de doenças. Na contramão deste pensamento, o estomatologista Silvio Boraks afirmou que o contato bucal pode, na verdade, ser benéfico e criar imunidade para doenças como mononucleose infecciosa, hepatite A, caxumba, sarampo e até gripe. Para ele, o beijo funciona praticamente como uma vacina. "Quando beijam na boca, as pessoas entram em contato com micro-organismos estranhos ao seu organismo, o que provoca a formação de anticorpos. Claro, desde que estejam em bom estado de saúde, sem ferimentos na região e sejam imunocompetentes – ou seja, capazes de produzir respostas imunológicas a antígenos", afirmou. O especialista explicou que isso ocorre devido ao eficiente sistema de proteção da boca. Outras doenças como sapinho e herpes funcionam de forma diferente. O primeiro, um fungo natural do ser humano, já está presente na flora bucal de todos.

Comente agora
05
Out
Nobel de Medicina vai para estudos contra vermes e malária
Postado por: Anacley Souza / 18:33h

O Prêmio Nobel de Medicina de 2015 foi dado aos pesquisadores William C.Campbell (Irlanda), Satoshi Omura (Japão) e Youyou Tu (China) pelos estudos sobre infecções causadas por parasitas e por novos tratamentos contra a malária. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pelo Instituto Karolinska, de Estocolmo. Campbell e Omura foram agraciados com o prêmio pela descoberta de um droga que ajuda a reduzir a incidência das doenças parasitárias oncocercose e filariose linfática. Tu, por sua vez, descobriu uma droga para reduzir as taxas de mortalidade da malária. Estima-se que um terço da população mundial seja afetada por verminoses e que quase 100 milhões sofram de elefantíase, que provoca inchaço dos membros. Anualmente, mais de 450 mil de pessoas morrem por causa da malária. O Prêmio Nobel de Medicina foi o primeiro de 2015 a ser anunciado. Os de Física, Química e Paz serão divulgados nesta semana e, o de Economia, na segunda-feira que vem. O de Literatura ainda não tem data fixa. No ano passado, o Nobel de Medicina foi dado a três cientistas que estudaram o sistema de navegação do interior do cérebro. (ANSA) 

Comente agora
05
Out
Outubro Rosa: governo pretende realizar mais de 20 mil mamografias
Postado por: Ellen Rocha / 17:58h

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) pretende realizar mais de 20 mil mamografias até o final do mês. A programação do Outubro Rosa, mês que marca a mobilização nacional pela prevenção do câncer de mama, teve início nesta segunda-feira (5). O atendimento, feito por meio do Saúde sem Fronteiras, é realizado por meio de seis unidades móveis. Até esta terça-feira (6) o programa irá funcionar no caminhão estacionado no Centro Estadual de Oncologia (Cican), ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama. O local é equipado com dois mamógrafos e tem capacidade para realizar 140 exames por dia. O atendimento acontecerá das 8h às 17h. Para ser atendida, é necessário levar comprovante de residência, cartão do SUS, carteira de identidade e CPF.

Comente agora
05
Out
Projeto Remama auxilia na reabilitação de mulheres com câncer em SP
Postado por: Ellen Rocha / 15:02h

Desde 2013, o Projeto Remama busca resgatar a qualidade de vida, por meio da prática de remo, de mulheres que foram acometidas ao tratamento de câncer de mama. Estudos comprovaram que a prática do esporte pode ainda reduzir a reincidência da doença. O projeto é inspirado em um movimento mundial de superação da doença através do esporte.Trata-se de um projeto realizado em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Os exercícios são executados na Raia Olímpica da USP pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), com mulheres pacientes do Icesp. O remo é um esporte aquático completo e proporciona ao praticante disciplinado condicionamento cardiopulmonar, fortalecimento muscular e controle de peso corporal. Braços, pernas e troncos são bastante requisitados para impulsionar e movimentar o barco. Com a prática do esporte, a reincidência da doença é minimizada em virtude do aumento da resistência física, que influencia na melhora do sistema imunológico para trabalhar no combate ao desenvolvimento de doenças. As pacientes não ficam em grupos separados, são incluídas e recebem instruções juntamente às demais alunas do remo, o que estimula o convívio e a interação social, devolvendo à elas a autoestima e a qualidade de vida.

Comente agora
05
Out
Síndrome afeta a produção de lágrima; veja
Postado por: Samile Macedo / 13:09h

Problemas na produção ou na qualidade da lágrima podem provocar um ressecamento na superfície ocular, a exemplo da córnea e da conjutiva, doença conhecida como síndrome do olho seco. A anomalia é causada por diferentes fatores, como o ar-condicionado e o uso contínuo do computador que tem se tornado cada vez mais comum, seja no trabalho, na faculdade ou em casa, e que reduz a quantidade de vezes que o olho pisca. A síndrome, também chamada de Ceratoconjuntivite Sicca ou Síndrome de Sjofren, é causada por uma série de fatores como idade, doenças reumatológicas e autoimunes além de doenças surgidas nos próprios olhos. De acordo com a oftalmologista Myrna Serapião dos Santos, a enfermidade é uma doença multifatorial. "Pode resultar de fatores internos, como idade, doenças reumatológicas e autoimunes, além de doenças endócrinas. Condições locais, como a inflamação da pálpebra chamada blefarite, condições externas, como o uso de medicações como anti-hipertensivo, anti-histamínicos e fatores ambientais, como condições de baixa umidade do ar também podem ocasionar a doença", informou Myrna. Entre os sintomas da doença estão olhos vermelhos, sensibilidade à luz, ardência, irritação e lacrimejamento na região, sensação de areia nos olhos, visão embaçada no final do dia, dificuldade de permanecer em locais que possuem ar-condicionado. Caso não seja tratada, a síndrome do olho seco pode o ocasionar sérios problemas como o surgimento de úlceras de córnea estéreis ou infecciosas e até levar à cegueira. 

Comente agora
05
Out
Cientistas inventam protótipo de chocolate 'medicinal'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:49h

No World Chocolate Forum, em Londres, foi anunciada a criação de uma barra de chocolate protótipo com apenas 35% de gordura, comparativamente 70% presentes num chocolate comum. Segundo o Mirror, esta barra de chocolate ‘medicinal’ foi desenvolvida pelos cientistas da empresa de chocolates Kuka Xoco. A empresa diz ter encontrado uma forma de fazer cacau, o ingrediente natural no chocolate, removendo a necessidade de gorduras e açúcares. Apesar de o cacau conter antioxidantes e minerais que representam inúmeros benefícios para a saúde, estes benefícios são ‘cancelados’ pelos açúcares, gorduras e adoçantes artificiais presentes na maior parte dos chocolates. Entre os seus benefícios, acredita-se que o chocolate ajude a baixar a tensão arterial, proteja o sistema nervoso e diminua o risco de ataque cardíaco. Com a eliminação dos açúcares e gorduras seria possível aproveitar todos os benefícios do cacau. Para já este chocolate é apenas um protótipo e não está disponível para venda. A empresa revela ainda que a sua meta é conseguir fazer um chocolate com apenas 10% de gordura e açúcar.

Comente agora
05
Out
Doença rara e feminina, LAM tem difícil diagnóstico e não tem cura
Postado por: Samile Macedo / 12:23h

Uma doença rara e basicamente feminina, a linfangioleiomiomatose, mais conhecida como LAM, não é facilmente diagnosticada e tem sintomas muito parecidos com os de outras doenças pulmonares, como asma, bronquite e enfisema. Segundo o pneumologista Bruno Baldi, do Hospital das Clínicas, em São Paulo, até seus colegas de especialidade muitas vezes têm dificuldade para perceber o quadro. No ano passado, quando foi diagnosticada com a doença aos 39 anos, a bióloga Verônica Borges disse que toda a família ficou assustada. “Ficamos todos em choque. Descobrir que se tem uma doença progressiva e sem cura não é fácil, ainda mais tendo filho de nove anos”, lembrou. “Eu sentia um cansaço sem fim, mas pensava que era estresse”, contou Verônica. Ela só buscou ajuda médica quando começou a sentir dores abdominais, fez uma tomografia que pegou parte dos pulmões e o especialista viu que havia algo errado. Geralmente, a pessoa com LAM procura ajuda médica quando sente falta de ar, dor no tórax ou nas costas. O diagnóstico é feito por tomografia computadorizada do tórax e biópsia do tecido pulmonar. “Ela pode não sentir nada, às vezes vai fazer uma radiografia, tomografia de tórax por qualquer motivo e descobre que tem lesões características no pulmão”, disse Baldi. Ele explicou que a LAM é um tumor de multiplicação lenta, que atinge principalmente mulheres na faixa etária de 20 a 30 anos. “Em quem tem LAM ocorre uma multiplicação de células diferentes, que leva à obstrução e lesão do pulmão e, eventualmente, pode estar associada a lesões em outros órgãos. O especialista disse que a estimativa é que de 400 e 500 mulheres tenham a doença no Brasil. Em alguns casos, a paciente só precisa fazer o controle, com exames a cada seis meses. Não se sabe ao certo o que causa a LAM e não existe cura mas, em algumas mulheres, a progressão é muito lenta. Em outras, no entanto, a doença inabilita até para atividades rotineiras, como tomar banho. Segundo Baldi, referência no tratamento, cerca de 30% das pacientes precisam de medicação, as demais apenas fazem controle semestral. 

Comente agora
05
Out
Cirurgia de redução de estômago pode ajudar a controlar o diabetes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:06h

A cirurgia de estômago pode ser a solução para quem está muito acima do peso, mas não adianta nada mudar o corpo se a cabeça continua a mesma, com o famoso ‘pensamento de gordo’. A bariátrica não pode ser encarada como a cura para a obesidade. Obesidade é doença e ganhar peso novamente pode ser fácil. O Ministério da Saúde lembra que a realização da cirurgia é o último recurso para casos de obesidade grave.O Bem Estar desta segunda-feira (5) falou da importância da cirurgia bariátrica, seus benefícios e quem pode se submeter à operação. Para explicar um pouco mais sobre o tema, convidamos o endocrinologista João Eduardo Salles e o cirurgião do aparelho digestivo Almino Ramos. Antes de se submeter à cirurgia, o paciente precisa passar por uma avaliação multidisciplinar que pode incluir uma série de especialistas, como endocrinologista, nutricionista, psiquiatra, psicólogo, avaliador físico.

Comente agora
05
Out
Paulo Maluf tem alta após cirurgia na coluna em São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:03h

O deputado federal (PP-SP) e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, recebeu alta e deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado para uma cirurgia na coluna vertebral. A assessoria do Hospital não soube informar quando ele recebeu a alta. Na semana passada, Maluf explicou ao G1 sobre a internação. "Estou aqui no Sírio [Libanês], na UTI, me recuperando. Estou bem. Fiz uma cirurgia na coluna vertebral, mas estou na UTI e não posso falar mais, obrigado", disse Maluf. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, Maluf passou por uma microcirurgia para descompressão de canal estreito lombar. As equipes médicas que o acompanharam são coordenadas pelo médico Roberto Kalil Filho e Alberto Capel. Em 2007, Maluf foi internado no mesmo hospital depois de uma indisposição estomacal e acidez na garganta.

Comente agora
05
Out
Criadores de terapias contra malária e verminoses levam Nobel de Medicina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:39h

O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2015 foi concedido nesta segunda-feira (5) aos cientistas William C. Campbell, irlandês, e Satoshi Omura, japonês, por criarem novas terapías para combater doenças causadas por vermes nematódeos e para YouYou Tu, chinesa, por desenvolver uma nova terapia contra malária. Os dois primeiros vencedores dividirão metade dos 8 milhões de coroas suecas do prêmio (US$ 963 mil), enquanto Tu ficará com a outra metade. Campbell e Omura descobriram uma nova droga, avermectina, que reduziu radicalmente a incidência de oncocercose (a "cegueira dos rios") causada pelo verme Onchocerca volvulus, e pela filaríase linfática, infecção por trás da elefantíase, causada por vermes do gênero Filarioidea. Já Tu descobriu a artemisina, droga que combate os plasmódios, parasitas causadores da malária. Campbell, nascido em 1930, trabalhava para multinacional farmacêutica Merck na época da descoberta do medicamento, na década de 1970. Hoje é pesquisador emérito da Universidade Drew, de Nova Jérsei (EUA). Omura, nascido em 1935, é professor emérito da Universidade Kitasato, de Tóquio.

Comente agora
05
Out
Plantão de ocorrências registradas no HRSAJ nas últimas 72h
Postado por: Samile Macedo / 10:59h

-Francisco de Azevedo, 47 anos, morador de Geolândia na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu foi vítima de disparos de arma de fogo. Ele foi socorrido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde na emergência foi medicado e está em observação.

-Gilvandro de Jesus Santos, 44 anos, residente na Rua Plínio Gonçalves no bairro São Benedito em Santo Antônio de Jesus foi vítima de golpe desferido por arma branca. Ele recebeu atendimento no HRSAJ.

-Roque Bispo dos Santos Filho, 52 anos, morador de Conceição do Almeida sofreu agressão física.

-Geovani dos Santos Carvalho, 18 anos, residente no Cruzeiro de Laje sofreu agressão por arma branca. Ele foi socorrido para a emergência da unidade.

-Danilo de Jesus, 25 anos, morador da cidade de Laje foi agredido fisicamente. Danielo deu entrada no Hospital Regional, onde foi medicado e liberado posteriormente.

- O menor de iniciais G.S.P.S., 10 anos, residente na Rua da Estação em Jiquiriçá sofreu uma queda de cavalo. Ele foi atendido na emergência do HRSAJ em estado grave e permanece em observação.

Vítimas de acidentes automobilísticos que foram atendidas no Hospital Regional:

-Alan Nascimento Cruz, 22 anos, morador da Rua Nossa Senhora do Resgate, em Salvador.

-Alessandro Santana de Matos, 24 anos, residente no Loteamento Parque São João na Rua Edmundo Ribeiro Sampaio.

-Adson Carlos da Silva Santos, 41 anos morador da Rua Fonte da Bela Vista no centro de Santo Antônio de Jesus.

-Giomar Maria da Silva Rocha, 63 anos, residente na Praça da Independência na cidade de Presidente Tancredo Neves.

Comente agora
05
Out
Estudos destacam os riscos das medicações para dormir
Postado por: Samile Macedo / 10:20h

A definição de insônia é bastante complexa, mas geralmente envolve um período prolongado em que a pessoa não consegue dormir - geralmente acima de 30 minutos ou vários despertares durante a noite - por pelo menos um mês seguido. A insatisfação com o sono e dificuldades de desempenhar atividades no dia seguinte também fazem parte dos critérios. Num estudo feito na cidade de São Paulo e publicado em 2013, consta que cerca de 15% de 1042 pessoas pesquisadas apresentava um quadro de insônia. Por outro lado, cerca de quatro em cada cem paulistanos, segundo outro estudo, usam sedativos ou medicações para dormir. Considerando a Grande São Paulo, isto equivale a cerca de um milhão e duzentas mil pessoas. As principais medicações para dormir são os benzodiazepínicos (aquelas vendidas em embalagens com uma faixa preta) e as drogas Z, das quais, no Brasil, são comercializados o zolpidem e o zopiclone - lembra-se que, numa farmácia, estas drogas podem ter várias marcas mas, embaixo do nome comercial, em letras menores, sempre pode ser visto o nome químico. Os benzodiazepínicos foram desenvolvidos a partir de meados da década de 50, no século passado, enquanto as drogas Z têm origem mais recente, a partir da década de 80. Antes da existência destas medicações, eram muito usados os remédios do grupo dos barbitúricos, que apresentavam riscos elevados quando usados em quantidades maiores. Assim, uma grande vantagem dos benzodiazepínicos e das drogas Z é que são muito seguros e, caso ingeridas em grandes quantidades, geralmente não trazem riscos de morte. Assim, a partir da década de 60, os benzodiazepínicos passaram a ser as drogas preferidas como tranquilizantes e indutores do sono. 

Comente agora
05
Out
Cidadã não conseguiu atendimento para mãe neste fim de semana e declarou: "S. A. de Jesus está entregue as baratas"
Postado por: Samile Macedo / 09:27h

Neste final de semana, o Instituto Fernando Filgueiras (IFF) que administra o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus por meio de uma nota à imprensa negou que o governo do Estado teria atrasado o repasse de verbas para a unidade hospitalar e descartou quaisquer paralisações no atendimento. Ao contrário da nota, alguns cidadãos ainda se queixaram da falta de médicos no HRSAJ, dentre eles, uma senhora de prenome Gil que em contato com a Rádio Andaiá FM nesta segunda-feira (05) declarou que sua mãe de 82 anos, acamada há dois meses devido a uma queda sofreu uma queda de pressão como se fosse um início de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na última sexta-feira (02) de modo que imediatamente acionou o SAMU, cuja equipe se dirigiu imediatamente a sua residência para prestar os primeiros socorros, “mais cedo, a levamos para o Hospital Regional, o qual estava em greve e sem médicos, isso é um absurdo, nós fomos procurar e nem pela rede particular de atendimento conseguimos achar algum profissional para vir à nossa residência, exceto uma clínica que ofertava os serviços, mas eram de alto custo, além disso não conseguimos médicos em lugar nenhum e minha mãe ficou sem ser atendida. Santo Antônio de Jesus está entregue as baratas no setor de saúde”, declarou.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
05
Out
Como branquear os dentes com a casca de uma banana
Postado por: Samile Macedo / 08:45h

Branquear os dentes é uma tarefa que não é nada fácil e na grande maioria das vezes, implica gastar algum dinheiro extra. Mas há uma forma eficaz de o fazer sem sair de casa… e sem gastar muito dinheiro. Diz o site Pure Wow que para tal apenas é preciso a casca de uma banana, uma escova e uma pasta de dentes. E como funciona? Basta esfregar o lado mais fibroso da casca nos dentes e deixar atuar por dez minutos, evitando o contacto com os lábios e as gengivas. O potássio e o magnésio vão atuar no esmalte, fortalecendo-o. Depois, retire a casca e limpe os dentes com a escova seca. Em seguida, escove os dentes normalmente com a pasta e enxague com água. Para uns dentes brancos e saudáveis em pouco tempo, este truque deve ser feito diariamente durante duas semanas.

Comente agora
05
Out
Criadores de terapias contra malária e verminoses levam Nobel de Medicina
Postado por: Samile Macedo / 08:27h

O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2015 foi concedido nesta segunda-feira (5) aos cientistas William C. Campbell, irlandês, e Satoshi Omura, japonês, por criarem novas terapías para combater doenças causadas por vermes nematódeos e para YouYou Tu, chinesa, por desenvolver uma nova terapia contra malária. Os dois primeiros vencedores dividirão metade dos 8 milhões de coroas suecas do prêmio (US$ 963 mil), enquanto Tu ficará com a outra metade. Campbell e Omura descobriram uma nova droga, avermectina, que reduziu radicalmente a incidência de oncocercose (a "cegueira dos rios") causada pelo verme Onchocerca volvulus, e pela filaríase linfática, infecção por trás da elefantíase, causada por vermes do gênero Filarioidea. Já Tu descobriu a artemisina, droga que combate os plasmódios, parasitas causadores da malária. Campbell, nascido em 1930, é hoje pesquisador emérito da Universidade Drew, de Nova Jérsei (EUA), e Omura, nascido em 1935, é professor emérito da Universidade Kitasato, de Tóquio. Tu, nascida em 1930, formou-se em farmacologia na Universidade Médica de Pequim e hoje é professora-chefe da Academia de Medicina Tradicional Chinesa. "Essas duas descobertas forneceram à humanidade novos e poderosos meios de combater essas doenças debilitantes que afetam milhões de pessas anualmente", afirmou o comitê do Nobel em comunicado à imprensa. "As consequências em termos de melhora da saúde humana e redução do sofrimento são imensuráveis." 

Comente agora
04
Out
Cientistas descobrem o que já sabemos: perder peso está mais difícil
Postado por: Ellen Rocha / 14:02h

Não, não é desculpa é ciência! 

Perder peso é difícil e está ficando ainda mais, de acordo com um estudo da Universidade York, publicado recentemente no jornal Obesity Research & Clinical Practice. A pesquisa observou a rotina de dieta e exercícios de milhares de americanos nas passadas quatro décadas e descobriu que, mesmo quando um adulto teve a mesma dieta e mesmo nível de atividade em 2006 que um adulto em 1998, o IMC do primeiro era maior do que o do segundo.De acordo com o The Independent, em outras palavras "os resultados do nosso estudo sugerem que se você tem 25 anos você terá que comer menos e se exercitar mais do que os antigos, para não engordar", diz Jennifer Kuk, uma professora de cinesiologia e ciência da saúde em Yor, e co-autora do estudo. "Ultimamente, manter um peso saudável é mais desafiador do que nunca", completa. Para se ter uma ideia, comparados a pessoas como os mesmo hábitos alimentarem em 1971 e 2008, o segundo grupo era cerca de 10% mais pesado. Já olhando para o registro de exercícios, disponível apenas entre 1988 e 2006, os que nasceram depois eram aproximadamente 5% mais pesados mesmo que se exercitassem mais do que as pessoas do primeiro grupo. O estudo sugere que fatores ambientais, tanto externos quanto internos do corpo, fazem bastante diferença. A professora acredita que o mundo no qual vivemos torna mais difícil de administrar o peso do que nas gerações anteriores. "Os hábitos e estilos de vida do mundo de hoje certamente tem algo a ver com isso", adiciona Kuk, afirmando que o peso não está inteiramente em nosso controle.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com