Voz


PodCast



Enquete




Blog

Saúde

Febre do oropouche: conheça a segunda doença febril mais frequente no Brasil
Saúde  Postado por Samile Macedo - 15/01 09:05h

Apesar de pouco conhecido, o oropouche é um dos mais importantes arbovírus (vírus transmitidos por picadas de insetos) do Brasil. Conhecido desde o começo da década de 1960, ele causa a segunda doença febril mais frequente no país, perdendo apenas para a dengue em número de casos. Segundo o Eurico Arruda, professor de Virologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, como os sintomas da febre do oropouche são semelhantes aos da dengue, muitas vezes os doentes são diagnosticados de forma errada. Ele alerta para a importância de se prestar mais atenção ao vírus neste momento, devido às síndromes febris que ele pode estar causando Brasil afora. Além da febre alta, a doença causa calafrios, dor de cabeça muito forte, fotofobia e dor na região lombar. Os sintomas normalmente duram de quatro a cinco dias e depois passa. Uma característica específica desse vírus é que em um terço dos casos pode haver uma recaída e os sintomas podem durar mais cinco dias. O principal transmissor da doença é uma pequena mosca chamada Culicoides paraensis, conhecida com maruim, mosquito-pólvora e borrachudo. Mas, de acordo com o Eurico, já foi comprovado que outros vetores podem transmitir o vírus, inclusive do gênero Aedes. Os maruins são normalmente encontrados em áreas ribeirinhas, mangues, regiões alagadas. De acordo com o Eurico, "a Amazônia é um celeiro de oropouches".

Comente agora
Após 4 meses, greve de peritos do INSS deixa 1,3 milhão sem atendimento
Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/01 08:00h

A greve dos médicos peritos do INSS, qur já dura quatro meses, está afetando a vida de mais de 1,3 milhão de brasileiros, que não conseguem os laudos necessários para entrar com o pedido de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. De acordo com reportagem do jornal O Dia, a perícia está sendo feita por apenas 30% do efetivo, percentual que é obrigatório por lei. “É muito indigno ver minha esposa trabalhando sozinha e eu ter que fazer bicos, depois de ter um emprego e não poder receber o meu auxílio”, desabafou Nestor de Souza, 56 anos. Ele perdeu os movimentos das mãos depois que desenvolveu uma lesão. Assim, não consegue continuar o trabalho que fazia em uma lavanderia. Desde agosto de 2015 que Nestor tenta receber o auxílio-doença do INSS, mas não consegue por conta da falta de peritos. O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso, explicou que 95% dos 4.378 servidores da categoria aderiram à greve e trabalham em um sistema de rodízio para manter o atendimento mínimo. “Enquanto não houver um acordo satisfatório por parte do governo, continuaremos em greve mas estamos buscando a negociação”, disse Cardoso ao jornal.

Comente agora
Plantão de ocorrências do HRSAJ nas últimas 24h
Saúde  Postado por Samile Macedo - 15/01 08:00h

-Natalice dos Santos, 18 anos, moradora do bairro Alto Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus foi vítima de agressão física.

-Rosivandro de Souza Leandro, 30 anos, andarilho foi vítima de agressão física em caminhado pelo SAMU para o Hospital Regional.

-Menor de iniciais C.S.S. 12 anos, morador de Aratuípe, vítima de atropelamento.

-Jadson Amaral de Andrade, 26 anos, residente no bairro do Amparo em Santo Antônio de Jesus, vítima de queda de motocicleta.

-Edilton Araújo Andrade Júnior, 20 anos, morador do bairro Alto Sobradinho em Santo Antônio de Jesus, vítima de queda de moto.

Comente agora
Conheça as oito bebidas mais saudáveis
Saúde  Postado por Samile Macedo - 15/01 06:59h

Não é apenas aquilo que se come que proporciona bem-estar e melhora a saúde. A bebida é igualmente importante e são várias opções existentes. Algumas delas podem ser ingeridas como substitutas da água, enquanto outras têm a função de complementar a dieta diária, sendo excelentes opções para o café da manhã ou para os snacks que se fazem ao longo do dia. E os benefícios são muitos, diz o site da Fitness Magazine, onde consta a lista das oito bebidas mais saudáveis.

1. Chá verde - Embora seja visto como um dos principais aliados da perda de peso, o chá verde é muito mais do que um impulsionador do emagrecimento. De acordo com o artigo, esta bebida ajuda a reduzir o risco da osteoporose, câncer e cáries, sendo a alta concentração de flavonoides e polifenoles os principais responsáveis pelo carater protetor. Os antioxidantes presentes neste chá são também protetores a nível cardiovascular, uma vez que relaxam os vasos sanguíneos e, por isso, reduzem o risco de ataques cardíacos e derrames.

2. Chá de menta - Com um sabor inconfundível, o chá de menta é das bebidas que mais ajuda no processo digestivo. Sendo ainda a menta um antiespasmódico, o chá desta planta ajuda também no relaxamento dos músculos, no combate da fadiga e no alívio das caimbras.

3. Leite com matéria gorda reduzida - A escolha do tipo de leite nem sempre é fácil. Se o leite gordo pode ser prejudicial devido à quantidade de gordura que possui, o leite magro é de evitar pelo fraco valor nutricional que tem. Assim sendo, a melhor opção recai no leite meio gordo ou nas variantes que possuem uma redução da matéria gorda. Ambos são ótimos aliados no combate às caries e no reforço ósseo, prevenindo o aparecimento de osteoporose, e tudo porque têm o cálcio e a vitamina D como protagonistas da sua composição. Como o leite contém os três macronutrientes essenciais (hidratos de carbono, proteína e gordura), a sensação de saciedade e bem-estar depois do consumo é maior. E tal deve-se ao fato desta bebida conseguir, também, estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Comente agora
8 alimentos que fazem bem ao coração
Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/01 22:13h

A mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos são os primeiros passos para uma vida mais saudável, pois além da qualidade de vida, garantem também a saúde do órgão mais importante: o coração. "Ao consumir gorduras de origem animal em excesso, alimentos industrializado que contém gordura trans, frituras e carboidratos refinados o organismo automaticamente predispõe o acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem de sangue e aumenta a pressão arterial e o risco de infartos e AVC", afirma Marcelo Sobral, cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Sobral, cita oito alimentos que fazem bem ao coração e previnem que doenças como infartos e AVC aconteçam:

  1. -- Salmão/Peixes: especialmente gordurosos como salmão, contém ômega-3, que podem reduzir a pressão arterial e ajudam a prevenir arritmias cardíacas.
  2. -- Lentilhas: devido ao alto teor de fibras, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
  3. -- Vinho tinto e suco de uva: as uvas escuras possuem polifenóis, que melhoram a elasticidade dos vasos e colaboram com a diminuição da formação de placas de colesterol.
Comente agora
Implante espinhal pode fazer paralíticos voltarem a andar
Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/01 21:59h

Ratos com diversos danos na espinha dorsal conseguiram voltar a andar por meio de um implante, indicando um novo tratamento para pessoas com paralisia. Um grupo de cientistas franceses criou uma fita protética, equipada com eletrodos e esticada ao longo da medula espinhal. A prótese é maleável e consegue se adequar aos tecidos que revestem a espinha dorsal, evitando desconforto ao paciente. Ratos com paralisia que receberam o implante foram capazes de andar sozinhos após algumas semanas de treinamento. Os pesquisadores da Ecole Polytechinque Fédérale de Lausanne, na França, acreditam que o aparelho pode durar 10 anos em humanos, antes de precisar ser trocado. O implante, chamado de "e-Dura", é eficiente pois imita o tecido mole que fica ao redor da espinha (o dura-máter), de forma que o organismo não rejeita sua presença. "Nosso implante e-Dura pode permanecer por um longo período de tempo na medula espinhal ou cortex", afirma o professor Stéphanie Lacour, que participa do projeto. "Isso abre novas possibilidades terapêuticas para pacientes que sofrem de traumas ou distúrbios neurológicos, especialmente indivíduos que ficaram paralisados após sofrerem danos na espinha", diz Lacour.

Maleabilidade:  Experimentos anteriores mostraram que eletrodos e substâncias químicas implantadas na espinha podem assumir o lugar do cérebro e estimular nervos, fazendo com que as pernas se movam involuntariamente quando acionadas. Esse é o primeiro estudo a mostrar que um simples dispositivo pode ajudar ratos a andar novamente e ser tolerado pelo organismo.

Comente agora
Estudo revela que comprimido diário poderá prevenir HIV
Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/01 21:13h

O comprimido, chamado Truvada, é uma medicação de profilaxia pré-exposição (PrEP) que acabou demonstrando bons resultados em estudos clínicos. Com uma alta eficácia em prevenir casos de infeção pelo HIV, o Sistema Nacional de Saúde britânico poderá oferecer os comprimidos a milhares de pessoas. Um grupo de pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine descobriu que este medicamento poderá prevenir cerca de 10 mil casos de HIV no Reino Unido até 2020. Ao dar este comprimido diariamente, enquanto faziam testes ao HIV regularmente, um quarto dos homens com alto risco de contrair o vírus não foram infectados, destacam os especialistas. Segundo o Daily Mail, esta droga previne novas infeções ao matar o vírus antes que este tenha a hipótese de se ‘abrigar’ no corpo humano. O investigador que liderou este estudo, Dr. Narat Punyacharoensin diz que os métodos de prevenção atuais, como o encorajamento ao uso do preservativo, não fazem o suficiente para travar a propagação.

Comente agora
5 dicas de comportamento alimentar para prevenir o ganho de peso
Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/01 19:56h

1. Não passar fome: Comer refeições e lanches em intervalos regulares. Fazendo isso tendemos a não ficar com muita fome, o que nos ajuda a resistir às beliscadas durante o dia e de exagerar nas principais refeições. Não se esqueça de incluir frutas nesses intervalos.

2. Peça porções menores: Estudos mostram que quando estamos a frente de grandes porções de alimentos, mesmo que não estejamos mais com fome, a nossa tendência é continuar comendo. A mesma coisa quando colocamos as porções na mesa. Melhor levar o prato já servido para a mesa, evitando repetir o prato.

3. Encha metade de seu prato com vegetais e legumes: Um programa do Departamento de Saúde dos EUA (USDA), ChooseMyPlate.gov, sugere que completemos metade do nosso prato com vegetais e legumes, assim tendemos a comer menos de outros alimentos menos nutritivos. E procurar fazer um prato bem colorido.

4. Criar um ambiente de cozinha saudável: Manter uma tigela de frutas no balcão da cozinha, evitando deixar qualquer junk food a mostra. Manter alimentos saudáveis à mão pode ajudar nas escolhas e a prevenir o ganho de peso.

5. Cozinhe mais: Quando cozinhamos mais, tendemos a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Um estudo recente descobriu que cozinhar refeições em casa foi associado com um risco ligeiramente menor de desenvolver diabetes tipo 2. Os pesquisadores também descobriram que em oito anos de seguimento, aqueles que comeram mais refeições caseiras tiveram menores ganhos de peso e um menor risco de obesidade. (Abeso)

Comente agora
Após carne e café, açúcar também causa câncer
Saúde  Postado por Anacley Souza - 14/01 19:41h

Após a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmar que o café e a carne causam câncer, um estudo da Universidade do Texas relacionou a doença ao consumo excessivo de açúcar. Segundo os pesquisadores do Anderson Cancer Center, publicado pela revista "Cancer Research", o elevado consumo de açúcar - que é a base da dieta ocidental - aumenta o risco de tumores nos seios e as metástases no pulmão. Estudos epidemiológicos anteriores já haviam demonstrado que a sacarose proveniente dos alimentos tem um impacto significativo sobre o desenvolvimento de um carcinoma mamário porque favorece mecanismos inflamatórios ou picos de insulina que ajudam no aparecimento da doença. Depois de investigar o impacto do açúcar sobre as glândulas mamárias de diversos ratos de laboratório, os especialistas norte-americanos comprovaram o efeito do consumo alimentar de açúcares sobre a ativação de um processo metabólico chamado de 12-LOX (12-lipoxigenase), que facilitaria o crescimento de um tumor e a metástase. O estudo afirmou que, aos seis meses de idade, 30% dos ratinhos submetidos a uma dieta com controle de açúcar tinham tumores ao passo que entre 58% e 60% dos ratos com dieta enriquecida em sacarose ou frutose desenvolveu tumores mamários. "É sobretudo a frutose que está sob acusação, mais do que a glicose. Mas, em geral, sabemos que um excessivo consumo de açúcares, amidos e carboidratos determina o aumento de peso até chegar à obesidade, o estresse oxidativo e aos danos microvasculares e cardiovasculares", explicou Lorenzo Cohen, coautor da pesquisa e professor de Medicina Integrada da Universidade do Texas. Para o especialista, "agora, se juntam a eles as já numerosas confirmações sobre a relação entre o excesso de açúcares e tumores".

Comente agora
Anvisa suspende lotes de anti-inflamatórios diclofenaco e nimesulida
Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 18:07h

Os lotes do diclofenaco sódico 50 mg suspensos são todos produzidos até dia 19 de outubro de 2015. Já o estolato de eritromicina 50 mg/mL suspensão oral e a nimesulida 50 mg/mL suspensão oral tiveram suspensos todos os lotes produzidos com irregularidade, sem especificação de data. Procurada pela Agência Brasil, a empresa Pratti Donaduzzi disse que as alterações feitas sem autorização da Anvisa visam à modernização dos processos produtivos e do parque fabril, com instalação de novos equipamentos com a mais alta tecnologia disponível no mercado mundial. Em nota, a empresa afirma que seus produtos atendem os mais altos padrões de qualidade e eficácia na sua plenitude, “uma vez que as constatações pós-registro são de ordem documental”. A empresa diz que está tomando todas as medidas cabíveis para resolver a situação o mais breve possível. Com informações da Agência Brasil. 

Comente agora
SAJ: Após quase dois meses internada, filha de Edson Diniz recebe alta de hospital
Saúde  Postado por Débora Ayane - 14/01 17:38h

Após 54 dias internada, Juliana Diniz recebeu alta do hospital em que esteve internada desde o dia 25 de novembro do ano passado. A filha de Edson Diniz sofreu um acidente na estrada que liga Santo Antônio a Nazaré das Farinhas, BA-046, no dia 21 de novembro, e devido a seu estado de saúde, foi transferida para Salvador. Nesta quinta-feira (14), a jovem está voltando para casa com seus familiares e seu pai o presidente do DEM no município, Edson Diniz usou a rede social para prestar seus agradecimentos.

Confira abaixo o post feito por Edson Diniz:
Pessoal, estou indo para casa com minha filha Juliana. Quero AGRADECER a DEUS que esteve sempre no controle de todas as coisas. Aos Médicos e aos profissionais de saúde do HRSAJ, SAMU, SATIM, INCAR, AMO e Hospital Cardiopulmonar e a vcs meus irmãos de sangue, que sempre estiveram juntos, orando e pedindo por minha July. A felicidade é muito grande. Um abraço bem forte de Edy, Júlia, Dru, Edinho e Juliana”.

Comente agora
Conheça a Síndrome de Hulk: quando o cérebro emocional é pequeno e traz raiva
Saúde  Postado por Samile Macedo - 14/01 11:58h

As pessoas que sofrem do Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) – também chamado de Síndrome de Hulk – possuem um ‘cérebro emocional’ menor. Esta é a conclusão de um recente estudo da Universidade de Chicago, que descobriu, agora, porque é que algumas pessoas estão sempre com raiva. De acordo com os cientistas, diz o Daily Mail, os investigadores norte-americanos notaram diferenças no tamanho da região límbica frontal quando compararam com os cérebros das pessoas ‘raivosas’ com os cérebros de pessoas que não tinham qualquer dificuldade em manter a calma.

O estudo - Para a investigação, a equipe liderada por Emil Coccaro analisou o cérebro de 168 pessoas. Através de ressonâncias magnéticas foi possível perceber que 57 dos voluntários sofria de TEI, 53 eram saudáveis e que os outros 58 tinham outros problemas mentais e também um históricol de comportamento agressivo. Contudo, apenas os participantes diagnosticados com TEI apresentavam uma diferença no volume da massa cinzenta, que se mostrou menor na região límbica frontal, local responsável pelas emoções e, por isso, chamado de ‘cérebro emocional’. O volume tendia a oscilar na presença de comportamentos agressivos. Publicado na revista Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience, o estudo garante que o Transtorno Explosivo Intermitente é uma doença mental e não apenas um traço da personalidade (ou mau comportamento) de uma pessoa. (N. ao Minuto)

Comente agora
Greve de médicos reguladores só será suspensa após pagamento de abono, diz sindicato
Saúde  Postado por Samile Macedo - 14/01 11:57h

Os médicos que trabalham na Central de Regulação da Bahia entraram em greve a partir desta quinta-feira (14/01). Segundo o sindicato da categoria (Sindimed), 30% do efetivo está trabalhando, como determina a lei nestes casos. Os profissionais querem melhorias nas condições de trabalho e o retorno do pagamento do adicional de insalubridade, cortado, segundo eles, desde novembro. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) diz que está negociando com os manifestantes e diz que o abono foi cortado depois de uma determinação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os médicos querem também uma reavaliação imediata dos processos de trabalho. Segundo a categoria, há distorções e falhas na estrutura da Central de Regulação. O Sindimed diz que já se reuniu com o superintendente de Regulação da Sesab, José Saturnino Rodrigues. No dia 13, participaram do encontro os representantes dos setores de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (Saeb) e de Saúde (Sesab). Na oportunidade, Rodrigues disse que já estão sendo providenciadas melhorias na estrutura física da Central. O superintendente disse ainda que é favorável à formação de uma comissão dos reguladores para discutir os aspectos da insalubridade com uma junta médica da Sesab. Levantou também a possibilidade de os reguladores voltarem a realizar parte das atividades nas unidades hospitalares, como já foi feito no passado. Ele ficou de apresentar formalmente uma proposta até sexta-feira. O Sindimed diz que qualquer a greve só será suspensa caso o adicional de insalubridade retorne imediatamente aos contracheques, retroativo a novembro. (Aratu)

Comente agora
Ministro diz que vai torcer para as mulheres pegarem zika antes da idade fértil
Saúde  Postado por Samile Macedo - 14/01 11:56h

O Brasil nem começou a pesquisar uma vacina contra o zika vírus e o ministro da Saúde já fez uma declaração polêmica, que ganhou repercussão nesta quinta-feira (14). Marcelo Castro declarou ao jornal 'O Globo', que iria torcer para as mulheres pegarem o vírus antes da idade fértil. "Não vamos dar vacina para 200 milhões de brasileiros. Nós vamos dar para as pessoas em período fértil. E vamos torcer para que as pessoas antes de entrar no período fértil peguem a zika, para elas ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Aí não precisa da vacina”, disse. O ministro disse ainda que o zika vírus pode criar uma geração de sequelados, que o problema é alarmante e que a população precisa se engajar no combate ao mosquito. Castro também disse que o Ministério da Saúde vai treinar pais e especialistas para lidar com a microcefalia. A recomendação é que, em caso de suspeita da doença, antes mesmo dos exames, os pais já sejam encaminhados para os serviços especializados na estimulação de crianças. Segundo o site G1, em alguns estados a confirmação da doença pode levar meses. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que, se houver suspeita, os pais não esperem pelos exames, procurem logo os serviços de saúde. 

Comente agora
Médicos reguladores da Bahia entram em greve por tempo indeterminado
Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 11:32h

Médicos reguladores da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) entram em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (14). A categoria médica pede melhoria nas condições de trabalho e retorno do pagamento do adicional de insalubridade. A Sesab informou que abriu negociação com os profissionais. Segundo informações do presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindmed), Francisco Magalhães, 30% do efetivo está em atendimento para atender só casos de urgência, como autorização para UTIs ou exames emergenciais. "A regulação é o coração do sistema de saúde. Já tivemos uma reunião com o superintendente de regulação, que se mostrou interessado em negociar. Ele ficou de apresentar uma proposta para a gente chamar assembleia e ver se tem uma decisão", disse. De acordo com o sindicalista, um dos pontos mais relevantes para a categoria é a implantação da "autoridade sanitária". "Quando o coração não tem na ponta como oxigenar, fica difícil. Se tem na tela 200 pessoas precisando de UTI e uma vaga, se faz a escolha de sofia e alguém morre. Você não é Deus para dizer quem é que vai e quem que não vai.

Comente agora
há 4 min Velório do humorista Shaolin é aberto ao público em Campina Grande
Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 11:14h

Foi aberto por volta das 11h05 (horário local) ao público o velório do corpo do ator e comediante Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin, no cemitério Campo Santo Parque da Paz, em Campina Grande, no agreste da Paraíba. O comediante morreu aos 44 anos na madrugada após uma parada cardiorrespiratória, em uma clínica particular da cidade. O velório foi aberto de forma privativa pela família e amigos às 9h30 e deve voltar a ser restrito às 15h (horário local). O enterro está programado para as 17h. Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011, após sofrer um acidente de carro. A informação da morte foi publicada no Facebook de Laudiceia Veloso, viúva do artista. "#‎LUTO‬ Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Shaolin apresentou um quadro febril nesta terça e que, infelizmente evoluiu para uma infecção, precisando de internação imediata. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. As informações sobre velório e local de sepultamento, divulgarei mais tarde. Obrigada a todos pelas orações e pela força!", informou a viúva pela rede social.

Comente agora
Remédio contra vírus que causa bronquiolite em crianças será distribuído no Amazonas
Saúde  Postado por Samile Macedo - 14/01 09:05h

O estado do Amazonas abriu nesta quarta-feira (13) o calendário anual de proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças. Segundo a Agência Brasil, bebês prematuros de alto risco e crianças de até dois anos portadoras de doenças congênitas do coração ou de doença pulmonar crônica receberão o medicamento biológico Palivizumabe, de alto custo, que previne contra o vírus. De acordo com o secretário adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William Souza, pelos menos 120 crianças estão cadastradas no programa para ter acesso à medicação. Elas poderão receber até cinco doses entre janeiro e junho, dependendo do caso. "Nós conseguimos diminuir a gravidade da doença respiratória causada pelo vírus e também podemos fazer com que elas não precisem ser internadas se, porventura, apresentarem o quadro. Isso é muito importante porque essas crianças antes da vacina tinham uma frequência maior dessas infecções, o que causava internações e alguns óbitos", explicou. (BN)

Comente agora
Ebola: OMS anuncia fim da epidemia na África Ocidental
Saúde  Postado por Samile Macedo - 14/01 08:42h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje oficialmente o fim da epidemia de Ebola na África Ocidental, após ter encerrado o período de transmissão da doença na Libéria. "Hoje, a OMS declara o fim da epidemia de Ebola na Libéria e afirma que todas as cadeias de transmissão conhecidas na África Ocidental foram travadas", indicou a instituição, com sede em Genebra, na Suíça. Iniciada em dezembro de 2013 na Guiné-Conacri, a epidemia se propagou depois aos vizinhos Libéria e Serra Leoa, três países que concentraram 99% dos casos, tendo atingido, ainda, a Nigéria e Mali.

Vítimas - Em dois anos, o vírus da doença, identificado pela primeira vez há quatro décadas, chegou, importado, à Espanha e aos Estados Unidos, tendo afetado 28.637 pessoas, sendo que 11.315 delas morreram. O balanço, que a OMS admite estar ainda subavaliado, é superior a todas as epidemias de Ebola acumuladas desde a identificação do vírus na África Central, em 1976. Após Serra Leoa, em 7 de novembro de 2015, e a Guiné-Conacri, a 29 de dezembro do mesmo ano, a Libéria chegou hoje ao 42º dia - duas vezes mais do que o período máximo de incubação -, depois de um segundo teste negativo no último paciente. No entanto, o risco persiste porque o vírus permanece em certos líquidos corporais de sobreviventes, principalmente no esperma, onde pode subsistir até nove meses. 

Comente agora
Vítimas de corte por materiais de trabalho lideram plantão do HRSAJ nas últimas 24h
Saúde  Postado por Samile Macedo - 14/01 08:37h

-Admilton Francisco da Cruz, 47 anos, morador da Rua da Conceição em Santo Antônio de Jesus, vítima de corte enquanto trabalhava em uma serralheria.

-Roberto Santana Macedo, 48 anos, morador da zona rural de Santo Antônio de Jesus, vítima de corte por makita.

-Claudino Evaristo de Silveira, 47 anos, morador da cidade de Sapeaçu sofreu queda do telhado e foi encaminhado para o Hospital Regional.

-Antônio Carlos da Silva de Jesus, 33 anos, residente na Rua Vereador Adelmário Santos, centro de Santo Antônio de Jesus, vítima de corte por machado.

-Manoel da Lapa da Silva, 42 anos, residente na zona rural de Laje foi vítima de corte por facão.

-Antônio Passos Cerqueira, 54 anos, residente em Conceição do Almeida sofreu queda de cavalo, sendo encaminhado para a emergência do HRSAJ.

-Geigiane Souza Rosa, 27 anos, residente na cidade de Amargosa, vítima de queda de motocicleta.

-José Cerqueira dos Santos, 42 anos, morador de Governador Mangabeira, vítima de perfuração por arma branca.

-Lucileide Santos Souza, 27 anos, moradora da zona rural de Santo Antônio de Jesus, vítima de disparos de arma de fogo.

-José dos Santos Filho, 46 anos, morador da zona rural de São Miguel das Matas, vítima de acidente com motocicleta.

-Gilmar de Matos Rocha, 56 anos, morador da capital baiana foi vítima de acidente de motocicleta.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
Pesquisa aponta nova doença atribuída ao Zika
Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/01 23:58h

Uma doença congênita, rara e que afeta gravemente o sistema nervoso central. Assim é a artrogripose, uma má-formação que pode ser causada pelo Zika vírus. É o que diz uma nova pesquisa brasileira, publicada este mês. A artrogripose causa rigidez das articulações e pode provocar fraqueza muscular. Os membros ficam deformados, impedindo os movimentos. Para chegar a esta descoberta, os pesquisadores conseguiram fazer algo inédito: o sequenciamento genético do Zika vírus; eles ainda relacionaram, pela primeira vez, a infecção à artrogripose. Já são quatro casos em crianças no Brasil, sendo que duas delas nem nasceram ainda. Os casos foram descobertos na Paraíba, onde também houve a comprovação de que o vírus pode ser transmitido para o feto. Após anunciar quatro mortes por microcefalia relacionada ao vírus, o Ministério da Saúde divulgou um pacote de diretrizes para acompanhar e reabilitar crianças de 0 a 3 anos, nascidas com a doença.

Comente agora
Governo estuda uso de implante para evitar gravidez na adolescência
Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/01 23:05h

O governo brasileiro estuda a possibilidade de oferecer, na rede pública de saúde, dois métodos contraceptivos de longa duração para evitar a gravidez entre adolescentes. O primeiro é um implante subcutâneo, colocado no antebraço e que libera o etonogestrel, hormônio que inibe a ovulação. O outro é um tipo de dispositivo intrauterino (DIU) que libera pequenas doses diárias de outro hormônio, o levonorgestrel. Ambos os métodos são reversíveis e têm duração de três e cinco anos, respectivamente. De acordo com a Agência Brasil, as duas consultas públicas que tratam do assunto foram abertas em dezembro do ano passado e seguem disponíveis para contribuição da comunidade até o dia 2 de fevereiro no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). As críticas e sugestões coletadas nesse período serão inseridas em relatórios técnicos para análise dos membros do plenário que, posteriormente, vão emitir uma recomendação final sobre as tecnologias avaliadas. O pedido de inclusão dos dois métodos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Em entrevista à Agência Brasil, a presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo, Marta Franco Finotti, disse que o número de gestações indesejadas no Brasil e no mundo tem aumentado, mantendo-se em 52% e 49%, respectivamente. “As adolescentes são uma população mais vulnerável para ter uma gestação planejada. Elas não usam os métodos contraceptivos de maneira regular. Com isso, a eficiência deles fica comprometida.

Comente agora
Consumo de batata aumenta risco de diabetes na gravidez
Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/01 21:04h

Uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico BMJ revelou que o alto consumo de batata (incluindo os salgadinhos do tipo batata chips) antes da gravidez pode aumentar o risco de desenvolver diabetes durante a gestação. O estudo foi conduzido por pesquisadores americanos da Universidade Harvard e pelo Instituto Nacional de Saúde da Criança e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver. Para realizar o experimento, 15 632 mulheres foram acompanhadas ao longo de uma década - elas faziam parte do Nurses Health Study II, um prestigioso estudo da Universidade Harvard que existe desde 1976 e avalia a saúde de milhares de mulheres. Ao longo dos dez anos de estudo, ocorreram 21 693 gestações entre as voluntárias. A cada quatro anos elas respondiam questionários sobre seus hábitos alimentares -- incluindo o consumo de batatas. De todas as mulheres que ficaram grávidas durante o estudo, 854 delas tiveram diabetes gestacional - uma condição que ocorre durante a gravidez pelo aumento dos níveis de glicose no sangue e que pode ser curada após o parto. Contudo, as mulheres que sofrem com esse problema podem ter mais riscos de desenvolver diabetes tipo 2 posteriormente. Após considerar fatores como idade, histórico familiar de diabetes, prática de atividades físicas, hábitos alimentares e índice de massa corpórea, os pesquisadores observaram que o alto consumo de batata antes da gravidez foi fortemente associado com uma elevação do risco de desenvolver diabetes gestacional. As razões pelas quais essa ligação acontece, contudo, ainda são desconhecidas pelos cientistas. O estudo também revelou que quando se consomem duas porções a menos de batata por semana, substituindo-as por outros vegetais, legumes ou alimentos integrais, pode haver uma redução de até 12% do risco de desenvolver diabetes durante a gestação.

Comente agora
Órgão dos EUA confirma forte indício de relação entre zika e microcefalia
Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/01 20:48h

Pesquisadores dos Centros de Prevenção e Controle de Doença dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) declararam terem encontrado as "evidências mais fortes até o momento" da existência de uma relação entre o zika vírus e a microcefalia. A agência americana afirmou, nesta quarta-feira (13), que o vírus foi encontrado nas placentas de duas mulheres que tiveram abortos espontâneos e nos cérebros de dois recém-nascidos que morreram e que tinham microcefalia, segundo a Associated Press. A confirmação da ligação da morte desses bebês com o zika vírus pelo CDC já tinha sido divulgada nesta terça, em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. A malformação é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 cm. "As evidências estão se tornando muito, muito fortes de que existe uma ligação entre as duas coisas", disse Lyle Petersen, diretor das doenças transmitidas por mosquitos do CDC.Ter encontrado o vírus no tecido dos cérebros dos bebês é "muito significante", segundo ele. Petersen alertou que essa ligação aqinda não é definitiva e que uma equipe de pesquisadores do CDC está viajando para o Brasil em algumas semanas para conduzir mais estudos e entender melhor quais são os riscos enfrentados por mulheres grávidas. "É possível que existam alguns cofatores envolvidos." Desde o início do monitoramento de casos de microcefalia no Brasil, foram registrados 3.530 casos suspeitos da malformação possivelmente ligados ao zika vírus em recém-nascidos.

Comente agora
Calendário de vacinação tem mudanças em 2016: veja quais são
Saúde  Postado por Débora Ayane - 13/01 18:08h

O Ministério da Saúde anunciou na última terça-feira (5), mudanças no Calendário Nacional de Vacinação que alteram o esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. De acordo com Flávia Feitas enfermeira e técnica de epidemiologia de Santo Antônio de Jesus,  a vacina contra HPV, antes possuía três doses e agora em 2016 será apenas duas, a primeira dose faz no dia da visita da criança de 9 a 14 anos e a segunda 6 meses após. A vacinação contra HPV é importante nesta idade, pois alguns subtipos do vírus são relacionados ao câncer de colo de útero, e para as meninas essa é a idade ideal de início de imunidade, pois quando vier a ter vida sexual ativa já se encontrará imunizada contra esse vírus.

A vacinação contra poliomielite era feita com duas doses da vacina não injetável e a terceira dose com dois reforços com vacina oral, agora houve uma mudança onde será três doses com vacina injetável e dois reforços com vacina oral, além das campanhas anuais que são feitas também com vacina oral.

Comente agora
CFM vai publicar correção das novas regras para cirurgia bariátrica
Saúde  Postado por Anacley Souza - 13/01 17:59h

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai publicar uma correção da resolução sobre as regras de cirurgia bariátrica, divulgadas nesta quarta-feira. De acordo com a entidade, o Índice de Massa Corporal (IMC) mínimo para a indicação da cirurgia continua sendo 40. Na verdade, a mudança apresentada pela nova regra aprovada pelo CFM é a ampliação da lista de exceções, que permite a realização do procedimento quando pacientes apresentam IMC maior de 35. A nova resolução do CFM aponta 21 doenças associadas à obesidade que podem levar a uma indicação da cirurgia, dentre elas depressão, disfunção erétil, hérnias discais, asma grave não controlada, diabetes, hipertensão, ovários policísticos.

Idade - Outra mudança nos critérios foi em relação à idade mínima para a cirurgia. De modo geral, o procedimento é voltado para maiores de 18 anos. Antes, jovens entre 16 e 18 poderiam fazer a cirurgia, caso o risco-benefício fosse bem analisado. Agora, de acordo com o CFM, além dessa análise e outras regras anteriores, devem ser observadas novas exigências, como a presença de um pediatra na equipe multiprofissional e a consolidação das cartilagens das epífises de crescimento dos punhos.

Comente agora
Descoberta de enzima contra açúcar pode originar tratamentos contra diabetes e obesidade
Saúde  Postado por Débora Ayane - 13/01 16:54h

Pesquisadores da Universidade de Montreal, nos Estados Unidos, descobriram uma enzima que neutraliza os efeitos tóxicos do excesso de açúcar no corpo humano. Publicada nas Atas da Academia Norte-americana de Ciências (PNAS), segundo a revista Exame, a descoberta da enzima chamada glicerol-3-fosfato-fosfatasa (G3PP) pode representar um passo para novos tratamentos contra diabetes e obesidade. De acordo com a equipe liderada por Marc Prentki e Murthy Madiraju, a enzima regula a utilização da glicose e os lipídios por diferentes órgãos. "Verificou-se que o G3PP pode degradar a maior parte do excesso de glicerol-3-fosfato e desviar a célula, de modo que as células beta do pâncreas produtoras de insulina e os diversos órgãos são protegidos contra os efeitos tóxicos dos níveis elevados de glicose", explicou Prentki. Os investigadores estimam que os resultados oferecem uma potencial alternativa terapêutica contra obesidade, diabetes e síndrome metabólica.

Comente agora
Gêmeas siamesas nascidas na Bahia passam por cirurgia de separação em Goiânia
Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 12:01h

As gêmeas siamesas Júlia e Fernanda, nascidas em Itamaraju, extremo sul da Bahia, passam por uma cirurgia de separação na manhã desta quarta-feira (13) em um hospital de Goiânia. As crianças nasceram unidas pelo abdome e pelo tórax, e compartilham o fígado e uma membrana do coração. De acordo com o G1, a assessoria do Hospital Materno Infantil (HMI) informou que a operação começou às 9h15 no horário local. Cerca de 15 profissionais participarão do procedimento e a expectativa é que a cirurgia dure pelo menos oito horas. Ainda segundo o G1, Valdenir Neves e Lindalva Nascimento de Jesus, pai e mãe das crianças, saíram de Itamaraju para Goiânia em agosto do ano passado com o objetivo de conseguir a cirurgia.

Comente agora
Morre paciente que tinha conseguido acesso a fosfoetanolamina
Saúde  Postado por Samile Macedo - 13/01 12:00h

Morreu nesta terça-feira (12) um paciente de Votorantim (SP) que tinha conseguido na Justiça uma liminar para que a Universidade de São Paulo (USP), campus em São Carlos (SP), fornecesse cápsulas de fosfoetanolamina sintética para ajudar no tratamento contra o câncer. Em entrevista ao G1, o advogado da família, Felipe Muzel, afirma que Enoque dos Santos, de 66 anos, não teve tempo de tomar a fosfoetanolamina, já que a USP atrasou a entrega das cápsulas. "Acredito que o medicamento chegaria para ele ainda nesta semana, mas, como a doença estava muito avançada, ele não conseguiu experimentar o medicamento. Pensamos até em entrar com ações de multa [em caso de atrasos] e até requerimento de apreensão das cápsulas, mas ele morreu antes disso", explica Muzel. Distribuída pela USP de São Carlos por causa de decisões judiciais, a fosfoetanolamina, alardeada como cura para diversos tipos de câncer, não passou por testes em humanos necessários para se saber se é mesmo eficaz, e por isso não é considerada um remédio, como destaca a própria universidade. Ela não tem registro na Anvisa e seus efeitos nos pacientes são desconhecidos. Tampouco se sabe qual seria a dosagem adequada para tratamento. Relatos de cura com o uso dessa substância não são cientificamente considerados prova de eficácia, já que não tiveram acompanhamento adequado de pesquisadores. As cápsulas com a substância foram distribuídas gratuitamente pela USP de São Carlos a pacientes com câncer por mais de 20 anos. O pedido tinha sido protocolado na Justiça Federal de Sorocaba em dezembro. Enoque dos Santos tinha 66 anos e estava internado no Hospital Santo Antônio devido a um câncer de próstata em estágio de metástase. O sepultamento do aposentado foi no Cemitério da Consolação, na manhã desta quarta-feira (13).

Comente agora
Descubra oito segredos para ter mais energia
Saúde  Postado por Samile Macedo - 13/01 11:51h

Não é apenas a cafeína que fornece energia para os dias agitados que tem pela frente ou para o treino que está prestes a começar. Existem vários truques que prometem dar mais vigor e força e a Time revela, agora, os oito mais eficazes, segundo a ciência. Em 2004, um estudo da Universidade Leeds Metropolitan descobriu que as pessoas que usavam a sua hora de almoço ou pausas prolongadas pra praticar exercícios físicos eram mais produtivas e felizes no local de trabalho. Além disso, apresentavam menores níveis de estresse e menos fadiga ao final do dia. De acordo com a Time, uma investigação defende que, independentemente do tipo de exercício, a melhor forma de tirar proveito de um treino e da energia que fornece é conhecendo o próprio ritmo e relógio biológico, isto é, cada pessoa deve saber a que hora lhe é mais conveniente treinar. A ciência diz também que os objetivos traçados devem ser reais. Um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology revela que as pessoas tendem a esforçar-se mais quando estão perante objetivos concretizáveis. Além disso, dizer às pessoas que os objetivos que traçaram são os ideais é algo que, por si só, dá motivação e energia. Ter uma postura otimista é outra forma de manter os níveis de energia ao longo do dia. Afinal, a capacidade física apenas fica ativa se o cérebro assim o ordenar. Combater a fadiga e o consequente sedentarismo é também possível com a prática de atividades que dão prazer Segundo uma investigação da Gallup Daily , os hobbies são uma excelente forma de aumentar a energia, uma vez que são atividades de agrado. 

Comente agora
HRSAJ: Familiares esperam helicóptero do GRAER para transferir criança para Salvador
Saúde  Postado por Samile Macedo - 13/01 08:51h

Na terça-feira (12), uma menina de apenas um ano e nove meses de idade estava internada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus com problemas respiratórios (pneumonia) desde o último domingo (10) e o estado de saúde da menina havia se agravado de modo que ela estava respirando com a ajuda de aparelhos. A família da paciente estava aguardando uma ambulância de Feira de Santana com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel para fazer o encaminhamento em caráter de urgência ao Martagão Gesteira, Hospital da Criança em Salvador. Nesta quarta-feira (13), um dos familiares da criança de prenome Jefferson informou em entrevista a uma rádio local que o veículo compareceu à unidade hospitalar, porém, um pouco tarde, o que ocasionou um pouco de piora no quadro clínico da criança e quando os profissionais médicos da ambulância tentaram transferir a paciente para a maca, esta acabou rejeitando (não se adaptou) aos aparelhos e eles disseram que se a levassem a Salvador naquele veículo ela poderia acabar morrendo, então seria necessário fazer a solicitação de um helicóptero da GRAER (Grupamento Aéreo da Polícia Militar) para transportar a menina, o que poderia ser feito até às 16h da tarde de ontem, sendo necessário que o HRSAJ enviasse todos os documentos relatando o problema na criança à GRAER. “Falamos com a Assistente Social do Hospital ela disse que estava atualizando o cadastro da menina para que o helicóptero viesse de Salvador, mas ela só foi terminar o procedimento às 17h30 e o comando não pôde autorizar que a aeronave decolasse da capital para Santo Antônio de Jesus a fim de não agravar os riscos à saúde da paciente. Desse modo, hoje estamos aguardando até às 8h para ir até o 14º Batalhão da Polícia Militar ver se o helicóptero virá, e verificar a atualização do cadastro no Hospital Regional a fim de fazer a liberação, isso vai depender e muito da agilidade do hospital. Até o momento, a criança ainda continua na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com um quadro estável, mas necessita desse atendimento urgentemente. Espero em Deus que essa situação se resolva e consigamos esse transporte, pois, a equipe médica em Salvador ainda está no aguardo dela chegar a fim de realizar os procedimentos”, declarou.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
Ácido retinoico pode reverter danos provocados pelo enfizema pulmonar
Saúde  Postado por Samile Macedo - 13/01 08:27h

Em busca da cura do enfisema pulmonar, pesquisadores britânicos descobriram que o ácido retinoico, um derivado da vitamina A, reverteu os danos dos alvéolos pulmonares em ratos. Por enquanto, a doença não tem cura e causa danos progressivos ao pulmão, até matar. O enfisema normalmente afeta pessoas mais velhas. Em geral, a doença é o resultado de danos constantes e de muitos anos de tabagismo. Pessoas que trabalham em indústrias, como a de mineração, também têm grandes chances de ter enfisema. A doença pode começar com uma leve falta de ar, mas, com o tempo, pode levar à dependente de oxigênio. Isso acontece quando os pequenos alvéolos do pulmão, por meio dos quais o oxigênio é absorvido e levado à corrente sanguínea, perdem sua elasticidade natural. Isso significa que o ar que deveria entrar na corrente sanguínea volta para os pulmões, impedindo a respiração normal.

Comum em cosméticos - O ácido retinoico ou retinol é muito usado em produtos de beleza no combate ao envelhecimento da pele. Normalmente, essa substância ajuda a tratar rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele. O retinol ajuda a reparar os danos provocados pela radiação ultravioleta do sol, estimulando a produção de colágeno. (com Agência Brasil e BBC Brasil)

Comente agora
Brasil tem mais de 3.500 casos suspeitos de microcefalia associada ao Zika
Saúde  Postado por Samile Macedo - 13/01 07:10h

Em novo balanço divulgado nesta terça-feira (12), o Ministério da Saúde informou que 3.530 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika em recém-nascidos foram notificados no país entre 22 de outubro de 2015 e 9 de janeiro. O boletim também traz a confirmação de que a morte de dois recém-nascidos e dois abortos de bebês com a malformação no Rio Grande do Norte foram em decorrência do vírus Zika. O ministério ainda investiga se a morte de outros 46 bebês com microcefalia na região Nordeste também tem relação com o Zika. As notificações da malformação estão distribuídas em 724 municípios de 21 unidades da federação. O estado de Pernambuco, primeiro a identificar aumento de microcefalia, continua com o maior número de casos suspeitos (1.236), o que representa 35% do total registrado em todo o país. Em seguida, estão os estados da Paraíba (569), Bahia (450), do Ceará (192), Rio Grande do Norte (181), de Sergipe (155), Alagoas (149), do Mato Grosso (129) e Rio de Janeiro (122). Transmitido pelo Aedes aegypti, o vírus Zika começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos pelo Ministério da Saúde em maio de 2015. O que se sabia sobre a doença, até o segundo semestre de 2015, era que sua evolução é benigna e que os sintomas são mais leves do que os da dengue e da febre chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito.

Comente agora
Consumo de bebidas açucaradas aumenta gordura visceral
Saúde  Postado por Anacley Souza - 12/01 23:59h

Uma nova pesquisa publicada na revista científica Circulation, da Associação Americana do Coração, revelou que o consumo diário de bebidas açucaradas pode aumentar os níveis de gordura visceral no corpo. Para chegar aos resultados, os pesquisadores utilizaram informações coletadas pelo Framingham Heart Study, uma das mais importantes pesquisas já construídas no campo da saúde, realizada desde 1948. Ao todo, 1003 adultos com idade média de 43 anos responderam a um questionário sobre hábitos alimentares e se submeteram a tomografias computadorizadas ao início e ao final do experimento - que teve uma duração total de seis anos. O objetivo do exame era avaliar as mudanças dos níveis de gordura corporal dos participantes ao longo do tempo. Os participantes foram divididos em quatro categorias em relação ao consumo de bebidas açucaradas, desde os que não consomem nenhum tipo da bebida até os que bebem diariamente. Os resultados mostraram que, independentemente de fatores como idade e prática de exercícios físicos, o volume de gordura visceral dos adultos que consomem a bebida açucarada diariamente aumentou 852 centímetros cúbicos. Em comparação, aqueles que afirmaram não consumir a bebida tiveram um aumento de 658 centímetros cúbicos. Ao contrário da gordura subcutânea, que se acumula logo abaixo da pele, a gordura visceral se fixa no interior da cavidade abdominal, em volta de órgãos internos de extrema importância, como fígado, pâncreas e intestino. Ela pode, inclusive, afetar o funcionamento dos hormônios. Acredita-se que esse tipo de gordura tenha grande influência na resistência à insulina, o que pode causar diabetes tipo 2. Além disso, ela também está associada ao desenvolvimento de problemas cardíacos.

Comente agora
SAJ: Jovem com bala alojada em calcanhar espera por cirurgia no HRSAJ
Saúde  Postado por Débora Ayane - 12/01 19:03h

Na tarde desta terça-feira (12), Luciano Paulo dos Santos Silva, morador da rua são Francisco no São Benedito, denunciou por meio de rádio local que seu irmão, Leandro dos Santos Silva deu entrada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e desde o dia 25 de dezembro espera por cirurgia. Leandro foi alvejado com disparo de arma de fogo no pé, e de acordo com seu irmão ao leva-lo para o Regional o médico analisou a situação, enfaixou e orientou que a vitima fosse para casa e voltasse em 15 dias para fazer a cirurgia. Ao retornar, o médico exigiu um novo raio-x que segundo Luciano, foi feito em clinica particular, o paciente foi internado no dia 5 de janeiro e ficou aguardando a cirurgia, “e depois disso todos os dias meu irmão era preparado, as enfermeiras suspendiam a alimentação informando que ele seria operado e quando chegava a hora eles não operavam, inventando a desculpa que deveria ter feito uma tomografia”, disse. Após feiro a tomografia, a cirurgia foi marcada para a última sexta-feira (08) e deixaram ele com fome o dia todo, “quando chegou a hora da operação eles vieram com a mesma conversa”, contou. E no dia de ontem (11), disse Luciano que o paciente ficou sem comer desde as 14h ate ás 20h, fizeram a cirurgia de um rapaz que também estava na espera e depois a enfermeira anunciou que novamente ele não faria a cirurgia. Dizendo que este caso se repete a quatro vezes a família quer uma resposta quanto a isso, “já realizaram diversas cirurgias e a dele até agora nada, queria saber das autoridades e responsáveis se eles podem dar uma explicação, porque isso esta sendo desrespeito ao ser humano”.

Redação Voz da Bahia - Débora Ayane

Comente agora
F. de Santana: Hospital Clériston Andrade confirma 1º caso de microcefalia
Saúde  Postado por Anacley Souza - 12/01 18:51h

Um bebê teve o diagnóstico de microcefalia confirmado nesta terça-feira, 12, em Feira de Santana (a 109 km de Salvador) . O menino nasceu no último sábado, 9, no Hospital Geral Clériston Andrade, o maior da região. Esse é o primeiro caso confirmado na unidade de saúde, onde houve o registro de outras três situações suspeitas, mas que foram descartadas. De acordo com a assessoria do hospital, além da microcefalia, a criança nasceu com hidrocefalia (acúmulo de líquido no crânio). Outros possíveis problemas de saúde ainda estão sendo investigados. Apesar do diagnóstico, o menino passa bem e está ao lado da mãe, que relatou ter tido sintomas de Zika Vírus no primeiro trimestre de gestação, mas exames ainda vão confirmar a suspeita.

Bahia: No estado foram notificados 450 casos suspeitos de microcefalia (perímetro cefalíco menor ou igual a 32 centímetros), sendo que apenas quatro não foram confirmados, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta terça, 12. As ocorrências foram registradas em 83 municípios, sendo que Salvador continua sendo a cidade com o maior número de casos (263) em Santo Antônio de Jesus cinco casos prosseguem como suspeitos aguardado diagnostico da Sesab. Dez crianças morreram em decorrência da microcefalia: Salvador (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1) e Itabuna (1), Campo Formoso (1), Alagoinhas (1) e Crisópolis (1). Das 450 notificações, 121 mães disseram ter tido doença exantemática na gestação, sendo que a maioria ficou doente no primeiro trimestre.

Comente agora
Autoridades da Europa faz alerta contra o zika vírus
Saúde  Postado por Anacley Souza - 12/01 18:07h

A Europa está recomendando "vigilância" de seus Estados-membros diante da proliferação de casos do zika vírus no Brasil e em países da América Latina e pede que os médicos nos serviços públicos do continente sejam alertados sobre o surto. As autoridades europeias também estão orientando os governos do bloco a fortalecer a capacidade de seus laboratórios para poder testar eventuais casos que surjam na região. O alerta faz parte de um documento produzido pelos europeus em dezembro diante da proliferação de casos brasileiros, que foram ao menos 500 mil em 2015. Segundo a União Europeia, 19 países registraram casos nos últimos nove meses e a tendência é que a proliferação continue. Na avaliação de risco, o bloco recomenda ainda que os governos europeus não permitam a doação de sangue por pessoas que tenham passado pelas áreas indicadas pela avaliação, incluindo o Brasil. A Europa não apresenta nenhum tipo de sugestão para que seus cidadãos deixem de visitar o Brasil ou outras áreas afetadas. Também não existe qualquer restrição sobre o comércio, mas deixa claro que "viajantes a países onde o zika vírus está circulando estão sob o risco de desenvolver a doença pela picada do mosquito". A preocupação imediata dos europeus é com a contaminação em seus territórios ultramarinos, como no caso da Ilha da Madeira ou na Guiana Francesa, com casos que poderiam ser rapidamente importados para a Europa continental. Uma das preocupações é que, sem informação, os médicos não identifiquem pessoas contaminadas e façam diagnósticos equivocados. Usando dados oficiais, o Centro Europeu de Controle de Doenças apontou que, em nove meses, o vírus foi registrado em praticamente toda a América Central e também na Venezuela, Colômbia, Paraguai e Guiana Francesa, assim como em Porto Rico e na Martinica, ambos no Caribe.

Comente agora
Inseticida feito com extrato de sisal mata a larva do mosquito da dengue
Saúde  Postado por Débora Ayane - 12/01 17:45h

Um estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Embrapa, obteve um inseticida natural à base de extrato (suco) retirado das folhas do sisal (Agave sisalana) que se mostrou eficaz contra as larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O produto ataca o intestino das larvas, levando-as à morte em menos de 24 horas. Segundo a vice-diretora do Centro de Biotecnologia da UFPB, Fabíola Nunes, coordenadora da pesquisa, os ensaios biológicos constataram a morte de larvas a partir da dosagem de quatro mililitros de suco de sisal para cada 100 litros de água. "Testamos em larvas e obtivemos um resultado promissor, com 100% de mortalidade na fase larval, que é a fase aquática", relata. "Fizemos também testes nas outras fases do inseto (ovo, pupa e mosquito adulto), mas o produto não tem efeito. Acreditamos que isso ocorre porque na fase de larva o inseto se alimenta da solução e provavelmente morre por ingestão do produto, pois verificamos que havia necrose nas células intestinais das larvas", acrescenta.

Comente agora
40% dos bebês com microcefalia têm lesão ocular, indica mutirão
Saúde  Postado por Débora Ayane - 12/01 14:53h

Um mutirão feito pela Fundação Altino Ventura iniciou nesta segunda-feira (11) o atendimento a 50 bebês portadores de microcefalia. O foco da ação é investigar o comprometimento na visão dos pacientes. "No mês de dezembro, fizemos o primeiro atendimento a um grupo de 40 bebês e percebemos que pelo menos 40% deles apresentaram algum tipo de alteração na visão, especialmente na retina. Por isso decidimos aprofundar o atendimento com novos exames e testes mais específicos", explicou a médica oftalmologista Camila Ventura, da FAV. O atendimento é feito de forma gratuita e a expectativa dos especialistas é de que a partir da elaboração de diagnósticos os pacientes possam ter um acompanhamento personalizado. Desde dezembro, foram atendidos 79 bebês com suspeita de microcefalia e os exames de 55 já foram concluídos.

Comente agora
Zika pode ter chegado ao Brasil na Copa de 2014
Saúde  Postado por Samile Macedo - 12/01 11:49h

Transmitido também pelo Aedes aegypti, pode-se dizer que o Zika é um vírus “primo” da dengue, mas com consequências menores. Febre, dores no corpo e náuseas são alguns dos sintomas apresentados por esse vírus e os médicos têm dificuldade em diferenciá-lo da dengue ou do chikungunya. Hoje, porém, sabe-se que o zika vírus pode ter uma consequência grave em gestantes, por causar microcefalia no bebê. Segundo Carolina Cipriano, infectologista do Hospital Badim, no Rio de Janeiro, uma das hipóteses é que a zika tenha chegado ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. A zika se manifesta com uma febre mais baixa do que a dengue, mas em muitos casos, além da dor no corpo comum, causa conjuntivite e irritação na pele. No entanto, ela não causa queda de plaquetas como na dengue, portanto não há risco de hemorragias. Em tese, o paciente que contrair a zika poderia ser tratado com medicamentos comuns que são proibidos nos casos de dengue, como o caso do ácido acetilsalicílico (AAS). Os médicos, no entanto, não permitem, já que o exame que detecta qual tipo de vírus contaminou o doente só fica pronto em 12 dias, e até esse resultado sair não é possível saber se é dengue, chikungunya ou zika. Se o enfermo usar o AAS e não for zika, e sim dengue, o risco de complicações é muito alto, já que o remédio pode causar sangramentos. Logo, o AAS continua proibido em todos os casos. Os laboratórios comuns, no entanto, não têm infraestrutura para detectar a zika. Atualmente, segundo o infectologista do Hospital 9 de Julho, Antônio Pignatari, os exames são feitos nos laboratórios do Instituto Adolfo Lutz e Fiocruz. 

Comente agora
Ministério da Saúde suspende recursos dos municípios de Jequié e Cícero Dantas
Saúde  Postado por Samile Macedo - 12/01 11:19h

O Ministério da Saúde suspendeu, nesta terça-feira (12), a transferência de incentivos financeiros da Estratégia Saúde da Família para os municípios baianos de Jequié e Cícero Dantas. De acordo com publicação no Diário Oficial da União, foram detectadas irregularidades nos relatórios de auditoria dos dois municípios. Em Jequié, o problema está ligado a irregularidades na composição das equipes de Saúde da Família. Já em Cícero Dantas, foi identificado descumprimento da carga horária de médicos. Em ambos os casos, a suspensão perdurará até a adequação das irregularidades. (BN)

Comente agora
Principal hospital de Feira de Santana confirma o 1° bebê com microcefalia
Saúde  Postado por Samile Macedo - 12/01 11:12h

Um bebê com microcefalia confirmada nasceu no Hospital Geral Clérinston Andrade, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. O parto foi realizado no sábado (9). Segundo o hospital, a criança é do sexo masculino e nasceu às 16h com perímetro encefálico de 28 centímetro. Este foi o primeiro caso confirmado de microcefalia no hospital, o principal da região - outras três situações foram notificadas, mas as suspeitas foram descartadas. A assessoria da unidade de saúde informou que a mãe relatou ter tido uma coceira na pele durante a gravidez e exames laboratoriais serão feitos para constatar se ela teve ou não o Zika Vírus. O bebê segue internado e passará por um exame de tomografia nesta segunda. De acordo com o hospital, existem suspeitas de outros problemas de saúde, que estão sendo investigados. A mãe passa bem. O número de casos suspeitos de microcefalia subiu para 366. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta terça-feira (5), e são referentes ao período de outubro de 2015 a 4 de janeiro de 2016. Nas notificações suspeitas, estão bebês que nasceram com perímetro encefálico menor ou igual a 32 centímetros. Um novo boletim deve ser divulgado nesta terça-feira (12). De acordo com a Sesab, dentre os 366 casos, foram notificados dez óbitos nos municípios de Salvador (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçarix (1) e Itabuna (1), Campo Formoso (1), Alagoinhas (1) e Crisópolis (1). Todos os casos estão em investigação para determinar se as mortes foram causadas pela microcefalia.

Comente agora
2 remédios contra o câncer são aprovados no Brasil pela Anvisa
Saúde  Postado por Samile Macedo - 12/01 10:16h

A Anvisa concedeu nessa segunda-feira (11/1) o registro da vacina contra a poliomielite 1, 2 e 3 para a Fundação Oswaldo Cruz. Será a primeira vez que uma empresa pública brasileira fabricará o produto. Também na segunda-feira, a Agência publicou a concessão do registro a mais um medicamento genérico ainda inédito no mercado brasileiro. Trata-se do Exemestano, um antineoplásico indicado para o tratamento de mulheres na pós menopausa, com câncer de mama inicial. O medicamento ajuda a reduzir o risco de o câncer se alastrar para a outra mama. O Exemestano será fabricado pelo laboratório Accord. O genérico inédito cria novas alternativas para médicos e pacientes e estabelece uma concorrência um um mercado até então sem concorrência. Outra novidade é o registro do antineoplásico Tafinlar, cujo nome do princípio ativo é mesilato de dabrafenibe. Trata-se de um produto novo indicado para o tratamento de pacientes com melanoma metastásico. É registrado pelo Laboratório Glaxosmithkline Brasil e será comercializado pelo Laboratório Novartis. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
Central de Regulação da Sesab entra em greve a partir de quinta-feira
Saúde  Postado por Samile Macedo - 12/01 09:24h

Os médicos reguladores da Sesab entram em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira, 14 de janeiro. A proposta foi aprovada na noite desta segunda (11), em assembleia, no Sindimed. Os profissionais querem melhorias nas condições de trabalho e o retorno do pagamento do adicional de insalubridade, cortado desde novembro. Já em dezembro, os reguladores sinalizavam sua insatisfação, através de paralisações pontuais, tentando abrir um canal de negociação com os gestores da Secretaria de Saúde (Sesab). Além de todas as carências na Central de Regulação – que vão desde falta de pessoal, de treinamento, mobiliário quebrado, terceirização do pessoal de apoio e até falta de papel higiênico -, os médicos se insurgem contra a redução da remuneração. O foco das queixas reside nas difíceis condições de trabalho que os profissionais enfrentam. Hoje, cerca de mil solicitações de regulação permanecem diariamente na Central, mas apenas 10% a 15% são atendidas. A estrutura deficitária da rede hospitalar simplesmente não tem condições de absorver o direcionamento dos pacientes. Outro problema é o número reduzido de médicos reguladores trabalhando na Central. Cada solicitação só pode ser avaliada durante três minutos. A fila de pacientes aguardando regulação não permite a atenção necessária para cada caso.

Comente agora
Rogério Andrade traz Unidade Móvel para realizar Mamografias gratuitamente em S. A. de Jesus
Saúde  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/01 08:53h

O Deputado Rogério Andrade conseguiu viabilizar mais um importante serviço para a população de SAJ e região: entre os dias 18 a 22 de janeiro, próximos, estará trazendo para Santo Antonio de Jesus (pátio da UNEB) uma Unidade Móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, equipada com 2 mamógrafos, cada um podendo realizar até 70 Mamografias por dia. O objetivo é ofertar o exame - que é o principal meio de diagnosticar o câncer de mama, à mulheres que não dispõe de recursos para realizar o exame particular e estão na faixa etária de maior incidência da doença - entre 50 e 69 anos. Além da Mamografia Bilateral, em caso do surgimento de alguma imagem inconclusiva, o Programa oferece consultas com especialistas e exames complementares para diagnóstico e, em caso de se confirmar o problema, encaminhamento para o tratamento mais adequado (cirúrgico, radioterápico, quimioterápico, etc). A partir de hoje, dia 12, as interessadas devem procurar os pontos onde serão realizados os agendamentos, de 08 às 12h e das 14h as 18 h. shoppinh Itaguari - em frente ao SAC; Casa Rosa Amigas do Peito - Rua Castro Alves em frente a Unifacs; Centro Espírita José Petitinga - Rua Alan Kardec, próximo a Cesta do Povo; "Muito bom poder abraçar uma causa tão importante! Conto com todos para ajudar na divulgação!!!", salientou Rogério Andrade.

Comente agora
Vergonha de soltar pum? Veja como evitar o incômodo
Saúde  Postado por Samile Macedo - 12/01 07:50h
  • O pum faz parte da digestão humana e continuará fazendo, quanto a isso, não há o que fazer. Pode gerar desconforto e dores abdominais por provocar uma distensão no intestino. Mas incômodo maior talvez seja a necessidade de lidar com ele. Não é à toa que existe pijama, cueca e calcinha anti-pum, contra constrangimentos. Mas o que fazer quando não tem roupa que segure? A rejeição a esse muitas vezes barulhento e mau cheiroso impulso orgânico não é tão velha assim. A "repulsa ao pum" surge com outros hábitos de higiene adotados com o crescimento das cidades no século 19. Como mostra o historiador Alain Corbin na obra "História da Vida Privada - volume 4" (Cia das Letras), em uma época anterior, em que predominavam as comunidades rurais, o pum era sinal de "bom desempenho das funções naturais". A higiene íntima, fruto da "processo civilizatório", é que acentua "o desejo de manter à distância o dejeto orgânico, que lembra a animalidade, o pecado e a morte", como diz o autor. Se para você pum é um problema, saiba que ele não é tão simples. "O ser humano elimina até 1,5 litros de gases pelo ânus por dia. Dá uma média de 10 a 20 flatos", diz Marcelo da Silva Pedro, médico-cirurgião do aparelho digestivo e 2º secretário do departamento de gastroenterologia da Associação Paulista de Medicina. As queixas sobre excesso de pum, que segundo o médico são muito comuns, só não são maiores porque a maioria dos gases escapam despercebidamente. 
Comente agora
Confira alguns alimentos que melhoram o metabolismo do seu corpo
Saúde  Postado por Samile Macedo - 12/01 07:17h

Azeite de oliva, soja, peixes e iogurtes fazem parte de uma poderosa lista. Cada vez mais pesquisas relacionam o consumo desses e de outros itens à prevenção de doenças cardíacas, câncer, envelhecimento, problemas intestinais e até sintomas da menopausa. Por causa desses estudos, tais alimentos ficaram conhecidos como funcionais. São ingredientes que, além da função nutricional básica, podem alterar seu metabolismo e produzir efeitos benéficos à saúde. Não é cápsula, não é tablete, é alimento. Veja tudo o que você precisa saber sobre o que os principais "ingredientes" desses alimentos. Fica a dica: antes de incluir ou excluir itens no cardápio, procure um nutricionista ou nutrólogo, que vai analisar o seu perfil e criar uma dieta personalizada

Peixes marinhos - Não à toa, O principal "ingrediente" dos peixes, o ômega 3, virou moda. Eles melhoram da gordura do sangue, têm ação antioxidante e melhoram o funcionamento do sistema imunológico. O maior benefício mesmo é para a saúde do coração. É que eles ajudam a reduzir os níveis de triglicérides e as placas de gordura nas veias e artérias, que são responsáveis por causar doenças. Há evidências de que o ômega 3 não apenas ajuda a prevenir arritmias, aterosclerose e infartos em pessoas saudáveis como também reduz a incidência de eventos cardíacos e de mortalidade em pacientes com doenças preexistentes.

Soja - Diversas substâncias presentes na soja estão relacionadas à saúde e ao bem-estar feminino. É o caso das isoflavonas. Elas têm a estrutura química semelhante à do estrógeno humano e são também chamadas de fitoestrógeno.

Comente agora
Confira 5 dicas para ter um abdome trincado
Saúde  Postado por Samile Macedo - 12/01 07:07h

A educadora física Carol Saraiva, referência do universo fitness, tanto dentro quanto fora do Brasil, separou algumas dicas importantes para quem quer alcançar o tão sonhado abdome trincado. A coach separou cinco valiosas dicas que podem ajudar a homens e mulher a conseguir melhores resultados durante seus treinos

Confira abaixo as dicas de Carol Saraiva:

1 Coma limpo!!! Tenho certeza q você ja ouviu o ditado “abdomens são feitos na cozinha”. E é verdade. Você pode fazer um milhão de abdominais mas se não fizer dieta, uma alimentação saudável, você está perdendo seu tempo.

2 Faça exercícios aeróbios (cardio) , também te ajuda muito no processo de perda de gordura ( que esconde seu abdômen )

3 Beba muita água

Comente agora
Ministro da Saúde diz que vacina contra dengue é muito cara para ser oferecida 'de graça'
Saúde  Postado por Anacley Souza - 11/01 19:29h

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, apontou problemas na vacina contra a dengue desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, que poderão inviabilizar sua adoção na rede pública. O ministro disse que a vacina é cara e precisa de três doses para ser aplicada, demandando mais esforços para chamar as pessoas a serem vacinadas novamente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o registro da vacina em 28 de dezembro do ano passado. O ministro espera que outra vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan e atualmente na última fase de testes, seja melhor. Marcelo Castro, no entando, não descartou totalmente a do laboratório francês. - A vacina da Sanofi são três doses. A gente encontra a dificuldade para dar uma vacina, chamar a pessoa para vacinar de novo depois de seis meses. Uma dose dessa poderia ficar em torno de 20 euros. Então seriam 60 euros. Bota o euro a cinco reais, fica a R$ 300 reais. Imagine 1 milhão de pessoas: deu R$ 300 milhões. Para 10 milhões de pessoas: R$ 3 bilhões. E 10 milhões de pessoas não é nada. Temos 200 milhões de pessoas para vacinar. Já a vacina contra a febre zika, doença transmitida também pelo mosquito Aedes aegypti e ligada à epidemia de microcefalia que atinge principalmente o Nordeste, ainda deverá levar tempo para ser desenvolvida. Segundo Marcelo Castro, já há laboratórios públicos trabalhando nisso. - Enquanto não vem a vacina, é não deixar o mosquito nascer. Se nasce, é um perigo ambulante - disse o ministro, acrescentando: - Agora é guerra declarada ao mosquito, inimigo número um do Brasil. Temos que vencer essa batalha - disse.  

Comente agora
Menopausa precoce aumenta risco de depressão
Saúde  Postado por Anacley Souza - 11/01 17:55h

Quanto mais tarde a mulher entra na menopausa, menor será o risco de desenvolvimento de depressão. É o que diz um estudo publicado recentemente na revista científica JAMA Psychiatry. Os pesquisadores da Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas, na Grécia, realizaram uma revisão de 14 estudos que englobavam 68 mil mulheres. Os resultados mostraram que mulheres que entraram na menopausa a partir dos 50 anos apresentaram uma redução no risco de depressão na pós-menopausa, em comparação com aquelas que tiveram menopausa precoce (antes dos 40 anos). Os autores concluíram que, para cada dois anos que a menopausa demora a ocorrer, o risco de depressão diminui 2%. Segundo o estudo, isso ocorre devido a um período mais longo de reprodução e a um maior tempo de exposição aos estrogênios, que teriam um efeito protetor contra a doença. "Se confirmadas em estudos posteriores, essas descobertas podem ter um efeito clínico significativo, permitindo a identificação de um grupo de mulheres em maior risco de depressão, que podem se beneficiar de acompanhamento psiquiátrico ou terapias à base de estrogênio", concluíram os autores.

Comente agora
Novas inscrições para o Mais Médicos prosseguem até sexta-feira (15)
Saúde  Postado por Anacley Souza - 11/01 17:51h

Começam amanhã (12) e vão até sexta-feira (15) as inscrições para ingresso de profissionais no Programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde estima que serão abertas cerca de 2.600 vagas. O número de postos será calculado quando os municípios que já participam do programa confirmarem se ainda precisam dos profissionais. O prazo para a manifestação dos municípios também vai de 12 a 15 deste mês. O processo seletivo será para reposição de vagas que serão abertas com o fim do ciclo de um ano, no qual cerca de 2.300 profissionais atuam, e também para o preenchimento de cerca de 300 vagas que são abertas normalmente a cada três meses com a desistência de médicos, por exemplo, por passarem em residência médica ou aceitarem ofertas de emprego. Os clínicos que estão fechando o ciclo de um ano este mês poderão continuar no programa por mais três anos, sem sair do município onde já trabalham. “O esperado é que a maioria desses profissionais saia agora em janeiro, já que se inscreveram para ganhar pontuação na residência médica ”, disse, em entrevista a jornalistas, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto. Desde o ano passado, o Ministério da Saúde permite que o candidato, no momento da inscrição, opte pela modalidade que prevê atuação por um ano e ganho de pontuação adicional de 10% em provas de residência, ou pela permanência no município por três anos, com ajuda de custo. Como sempre, as vagas serão abertas primeiro para médicos com registro nos conselhos regionais de Medicina brasileiros.

Comente agora
Depilação a laser desenvolve câncer?
Saúde  Postado por Débora Ayane - 11/01 17:40h

Remover a laser os pelos a mais ou indesejados já é uma tendência. Contudo, este procedimento recorre a radiação e deixa muitas pessoas reticentes quanto aos seus perigos para a saúde. Será que há risco de câncer? A pergunta foi feita por uma telespectadora da FOX News e respondida pela equipe médica que colabora com o canal norte-americano. Embora as radiações existentes nos raio-X e nas ressonâncias magnéticas possam apresentar um risco para o aparecimento de câncer, a radiação usada nas máquinas de tratamentos a laser não é nociva. Pelo menos, destaca a publicação, não existem ainda evidências científicas que associem diretamente os tratamentos a laser e o aparecimento de câncer, uma vez que se trata de uma radiação não-ionizante (isto é, cim radiações de frequência igual ou menor à da luz).

Comente agora

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com