As comentadas


Boa noite , Terça-feira, 09/02/2016








Enquete



Reflita

Blog

Saúde

29
Jul
Ficar muito tempo sentado pode levar a problemas circulatórios e até trombose
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:49h

Pessoas que ficam sentadas durante longos períodos, em especial em viagens de avião, ônibus e carro, e mesmo em escritórios, estão mais propensas a ter problemas circulatórios. O alerta é da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que está lançando campanha nacional de orientação à população. A ação será reforçada em agosto, quando se comemora o Dia do Cirurgião Vascular, no dia 14. “A posição sentada não é anatômica para o ser humano. Anatômico é caminhar ou deitar. O sentar é uma imposição da sociedade e da evolução do ser humano”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Pedro Pablo Komlós. Ele destacou que mesmo quando senta no escritório, no restaurante, em casa para assistir à TV, a pessoa costuma levantar de tempos em tempos, inclusive para ir ao banheiro, e cruza e descruza as pernas. “Existe um movimento. O coração das pernas, que são as panturrilhas [chamadas de barrigas ou batatas das pernas], se movem constantemente no dia a dia”, acrescentou. Porém, quando a pessoa faz uma viagem longa, em espaços apertados, a movimentação se torna difícil. Há imobilidade, “e aí começam a surgir os problemas”, ressalta. Com o movimento reduzido, a tendência é a pessoa se desidratar, em função do ambiente seco, com ar refrigerado permanentemente ligado e ingestão de quantidade pequena de líquidos. Segundo o especialista, todos que ficam muitas horas sentados tendem a inchar e, depois que levantam, sentem desconforto, “as pernas ficam doloridas, pesadas”.

Comente agora
29
Jul
Beijo contribui mais para câncer de cabeça e pescoço do que cigarro e álcool
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:41h

O beijo se tornou o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço, superando o cigarro e o álcool, segundo um médico australiano. Chefe de cirurgia maxilo-facial e de cabeça e pescoço no Hospital Real Darwin, na Austrália, Mahiban Thomas alertou que o HPV pode ser transmitido por meio do beijo na boca e levar ao câncer. Segundo o site britânico Metro, o especialista afirmou que estudos apontam a ligação de 70% dos cânceres de cabeça e pescoço com o HPV. "Se alguém beijou mais de seis pessoas o risco de contrair o HPV é maior, e se alguém beijar acima nove pessoas o risco é significativamente mais elevado", disse Thomas. Ainda assim, qualquer relação íntima via oral pode contribuir para infecções, independente do número de parceiros.

Comente agora
29
Jul
Médico confunde contrações com pedras nos rins e bebê morre
Postado por: Samile Macedo / 12:15h

Um menina recém-nascida morreu cinco dias após o parto. Segundo reporta o R7, o caso aconteceu porque o médico confundiu o trabalho de parto da gestante com um caso de pedras nos rins. A denúncia é de Davina Neild, que começou a sentir dores próximas ao estômago 15 semanas antes da data prevista de nascimento de sua quinta filha. Davina, que tem 34 anos, contou ao jornal Daily Mail que começou a sentir contrações, mas que foi apenas na segunda visita ao Whiston Hospital, em Widnes, Reino Unido, que os médicos finalmente se deram conta de que sua filha estava a caminho. A grávida foi, então, transferida para uma unidade neonatal, e deu à luz Isla Dolly, que pesava apenas 500 g. No entanto, apenas cinco dias depois do parto, Davina e seu marido perderam a pequena Isla, que não resistiu e acabou morrendo. Um porta-voz do hospital disse que, em ambas as visitas de Davina ao hospital antes do nascimento, ela não tinha sinais médicos de trabalho de parto. A mãe, por sua vez, alega que o hospital se recusou a interná-la e fingiu não notar as contrações, a fim de atrasar o parto. 

Comente agora
29
Jul
Santo Antônio de Jesus sediará I Simpósio de Ortotrauma do Recôncavo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:09h

Acontecerá no dia 06 de agosto, às 19h, no Antonius Imperial Hotel o I Simpósio de Ortotrauma do Recôncavo, que tem como objetivo difundir e compartilhar conhecimento na área de ortopedia e traumatologia, além de promover uma interação social entre os profissionais de saúde que apresentam interesse nesta área. De acordo com o coordenador do evento, o médico ortopedista, Dr. Carlos Assunção Filho, a ideia e do Simpósio é apresentar uma gama de informação para que os profissionais de saúde possam distinguir sintomas e agir de forma mais precisa ao se deparar com os casos na rotina de um paciente. “Neste primeiro módulo temos como objetivo discutir as afecções da coluna vertebral. Pretendemos dar continuidade ao projeto contemplando as demais áreas da ortopedia e traumatologia” 

Palestrantes renomados como: Dr. Carlos Alberto Assunção coordenador de ortopedia do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Dr. Gabriel Prado e Dr. Carlos Alberto Assunção Filho (HRSAJ), Dr. Ricardo Cotias (COT), Dr. Herbert Dias (CTO) abordarão temas como: doença discal e hérnia de disco, estenose vertebral, tratamento cirúrgico das doenças discais. O Simpósio contará ainda com a análise de um caso clínico: escoliose ‘Deformidade da coluna vertebral, caracterizado pelo desvio lateral da região dorsal’. Os interessados devem realizar sua inscrição através do telefone: 3631-7764.

  • O QUÊ: I Simpósio de Ortotrauma do Recôncavo
  • QUANDO? 06 de agosto 2015 (quinta-feira)
  • ONDE? Antonius Imperial Hotel
  • HORÁRIO: 19 h

Andréa Sued Jornalista DRT 2055

Comente agora
29
Jul
Devido a atraso no pagamento, funcionários do Hospital de Castro Alves declaram greve
Postado por: Samile Macedo / 11:43h

Após assembleia realizada nesta quarta-feira (29), os funcionários do Hospital Regional de Castro Alves, município localizado no Recôncavo baiano, decidiram declarar greve. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), Benivaldo Bonfim, os profissionais se manifestam contra o atraso no salário de junho, sem perspectiva de pagamento e o vencimento próximo da data de pagamento de julho. Bonfim ainda afirmou que houve uma conversa com a administração da unidade de saúde. No entanto, "disseram que depende de repasse da Sesab [Secretaria da Saúde do Estado da Bahia] e de bloqueios nas contas do hospital". (Bahia Notícias)

Comente agora
29
Jul
Plantão das ocorrências registradas na emergência do HRSAJ nas últimas 36h
Postado por: Samile Macedo / 11:00h

As ocorrências registradas no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus durante as últimas 36 horas foram:

-Janielson Almeida Santos de Jesus, 26 anos, residente na Rua Renato de Almeida em Santo Antônio de Jesus foi vítima de um acidente com motocicleta. Ele foi socorrido pelo SAMU para o Hospital Regional, recebeu medicações, sendo liberado posteriormente.

-Antônio Dias de Jesus se feriu com uma marreta, deu entrada no Pronto Socorro, sendo medicado e liberado.

-Alessandro de Jesus, 42 anos caiu no banheiro da sua residência em Santo Antônio de Jesus, foi para o HRSAJ, recebeu medicações, sendo liberado em seguida.

-Fernanda Cléia Santos Quadro, 23 anos, moradora da Rua Minas Gerais se machucou em um acidente com motocicleta, deu entrada no Pronto Socorro e foi liberada após receber medicações.

-Geraldo José Cardoso Souza Filho, 25 anos foi vítima de acidente de moto. Ele foi socorrido para o HRSAJ, onde foi medicado.

-Geovani Santos de Jesus Caldas, 27 anos se lesionou com uma maquita (ferramenta usada para cortar ladrilhos ou azulejos), deu entrada no Hospital Regional e após medicações foi liberado.

-Jorge Nascimento Silva, 26 anos e José da Silva Freire sofreram lesões após um acidente com motocicleta.

-Arnaldo dos Santos, 27 anos, residente na Fazenda Capim, zona rural de Mutuípe foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo, efetuados por pessoas desconhecidas, quando chegava na casa de sua namorada. Um dos tiros atingiu a veia cava inferior e Arnaldo foi levado para o Hospital Regional, onde recebeu atendimentos pela equipe de plantão, onde continua recebendo cuidados médicos até ser transferido para uma unidade de saúde na capital baiana.

Redação: Voz da Bahia

Um comentário
29
Jul
Grávida de Brumado ganha gêmeos fecundados por inseminação artificial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:53h

O nascimento de um casal de gêmeos chamou à atenção de quem estava no Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A professora Edvanda Machado Silva, de 44 anos, só conseguiu engravidar por inseminação artificial. Ela veio de Brumado para Conquista para realizar o parto, já que precisaria de cuidados especiais. Segundo o Blog do Anderson, duas unidades de saúde negaram atendimento à gestante em Conquista. Ela só conseguiu entrar em trabalho de parto no Esaú Matos. Edvanda deu à luz Davi e Gabriel, que nasceram com 36 semanas, pesando 2,4 kg e 2,05 kg, respectivamente. (BN)

Comente agora
29
Jul
Agachamentos que valem viagem de metrô: mexicanos encontram forma de combater obesidade
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 00:10h

A prefeitura da Cidade do México, capital do México, encontrou uma forma inusitada de combater a obesidade. Postos no metrô desafiam passageiros a fazerem dez agachamentos em troca de bilhetes de graça e também de preservativos. De acordo com O Globo, as autoridades da cidade instalaram diversas “estações de saúde”, máquinas com olhos eletrônicos que contam a quantidade de agachamentos e, entre uma descida e outra, dão dicas de como melhorar saúde. “A obesidade e o sobrepeso preocupam muito. É nosso principal problema de saúde pública”, afirma o secretário de Saúde da capital, José Armando Ahued Ortega. Segundo dados oficiais, 70% dos adultos e 30% das crianças mexicanas sofrem com sobrepeso ou obesidade. O jovem Mitzi Sánchez, de 22 anos, é responsável por uma das máquinas que contam os agachamentos. O trabalho de Sánchez é convencer as pessoas a darem umas agachadinhas. Entre 40 e 60 pessoas aceitam o desafio por dia. “Menos da metade é de gordinhos. As pessoas com sobrepeso se ofendem quando as chamo para fazer os agachamentos”, conta. Atualmente, 30 máquinas funcionam de forma itinerante nas estações de metrô da capital mexicana.

Comente agora
28
Jul
Garoto de 8 anos recebe transplante duplo de mãos nos Estados Unidos
Postado por: Anacley Souza / 21:01h

Cirurgiões da Filadélfia fizeram um transplante duplo de mãos em um garoto de apenas 8 anos. Acredita-se que ele seja o paciente mais jovem a se submeter ao procedimento. Os antebraços de Zion Harvey ainda estão enfaixados, mas já foi possível ver suas novas mãos durante uma coletiva de imprensa convocada por seus médicos nesta terça-feira (28). O transplante ocorreu no início do mês no Hospital Infantil da Filadélfia. Durante o evento, Zion agradeceu sua família e seus médicos por lhe darem apoio. O garoto é da comunidade de Owing Mills, subúrbio de Baltimore. Suas mãos e pés foram amputados há alguns anos por causa de uma infecção. Com a ajuda de próteses de pernas, ele vive uma vida ativa como qualquer outra criança. Mesmo antes do transplante de mãos, ele tinha aprendido a comer, escrever e jogar videogame. Agora, ele deve permanecer no hospital e fazer fisioterapia por muitas semanas antes de voltar para casa. (Bem Estar)

Comente agora
28
Jul
Segundo especialista, labirintite pode ter até 300 fatores. Dietas rigorosas é uma delas
Postado por: Anacley Souza / 20:04h

Sentir que o mundo está rodando é um sinal de tontura. Quando a pessoa percebe que esse sintoma vem acompanhado de náusea, zumbido no ouvido, suor frio e diarreia, ela pode estar com labirintite. O distúrbio ocorre quando há uma alteração no funcionamento do labirinto, uma estrutura dentro da orelha responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. A labirintite pode ser causada por mais de 300 fatores, de má alimentação a doenças metabólicas, como o diabetes. "Em todos os casos, o labirinto envia mensagens desalinhadas ao cérebro sobre a posição da cabeça no espaço, e a consequência é a perda do equilíbrio", explica o otorrinolaringologista Fernando Ganança, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e de Cirurgia Cérvico-Facial. As células do labirinto são grandes consumidoras de oxigênio e nutrientes. Qualquer déficit dessa suplementação faz com que o cérebro tenha dificuldades em registrar as informações enviadas pelo labirinto. De acordo com Ganança, os principais agravantes da labirintite são maus hábitos alimentares. Ficar em jejum prolongado e consumir grandes quantidades de açúcar refinado, por exemplo, são fatores que alteram o funcionamento do labirinto. Além disso, alimentos estimulantes, como café e álcool, pioram o distúrbio: eles aumentam a densidade do líquido dentro do labirinto, responsável pela percepção da posição da cabeça.

Tratamento: 

Comente agora
28
Jul
Separar recém-nascidos das mães pode causar transtornos intestinais
Postado por: Anacley Souza / 18:15h

A separação da mãe na infância provoca alterações na microbiota (microorganismos) intestinal do bebê que podem causar o desenvolvimento de transtornos de comportamento que persistem até a idade adulta, segundo um estudo realizado com roedores que foi publicado na revista "Nature Communications". Os episódios traumáticos durante a infância estão associados com um maior risco de desenvolver doenças psiquiátricas, metabólicas e intestinais na idade adulta, embora os mecanismos pelos quais é produzido este fenômeno em patologias tão diversas são desconhecidos, segundo o espanhol Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC). Yolanda Sanz, do Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentos do CSIC, detalhou que o estresse prolongado provocado pela separação da mãe em roedores recém-nascidos provoca uma disfunção no eixo hipotálamo-pituitário-adrenal, um dos principais sistemas de controle neuroendócrino do organismo. "Isto, por sua vez, ocasiona alterações em diversas funções fisiológicas afetando, entre outros, ao sistema nervoso central e às emoções", disse. Segundo a cientista, neste trabalho ficou demonstrado que a separação da mãe na infância provoca alterações na composição e funções da microbiota intestinal relacionadas com a sínteses de neurotransmissores. Estas alterações, por sua vez, são responsáveis pelo desenvolvimento de transtornos do comportamento como a ansiedade, o que poderia aumentar o risco de desenvolver doenças psiquiátricas como a depressão na idade adulta.

Comente agora
28
Jul
Coordenador da ADAB fala sobre o abate clandestino e a comercialização do leite in natura em S. A de Jesus
Postado por: Ionara Peixoto / 17:36h

Luís Geraldo, coordenador do escritório da Agência Estadual de Defesa e Agropecuária da Bahia (ADAB) em Santo Antônio de Jesus, esclarece em entrevista para uma rádio local, algumas dúvidas da população referente à existência ou não de abatedouro ilícito e comercialização de leite in natura na região. Incialmente o mesmo ressaltou que não tem como negar que ainda existem práticas de abate clandestino e venda do leite in natura. “Não podemos ser arrogante e dizer nunca que na região existem 100% de abate inspecionado, é logico que existem as pessoas que fazem as escondidas e nessa situação não podemos fazer muita coisa, essa é a maior dificuldade do órgão, disse”. Geraldo solicitou a parceria da população, no sentido de denunciar casos envolvendo essas práticas criminosas, contudo, ressaltou que pelo fato da gerência de Santo Antônio atender 14 municípios, nem sempre as denúncias vão ser atendidas prontamente, mas se comprometeu a coibir os fatos que tiver conhecimento. “A identidade do denunciante será preservada no mais absoluto sigilo, não podemos perder nossos parceiros”, concluiu.

Telefones para denúncias ( 75) 36317423 ( 75) 99707747

Redação Voz da Bahia/ Ionara Peixoto

Comente agora
28
Jul
Estudantes criam campanha de doação de sangue em rede social
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:28h

As redes sociais ganham cada vez mais espaço entre os internautas. O poder de mobilização e convocação de aplicativos como o Facebook não passou despercebido por um grupo de estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Bonifácio, em Governador Mangabeira. Elas lançaram a campanha "Conscientização de doação de sangue nas redes sociais, que tem como objetivo potencializar a doação de sangue na região do Recôncavo. "O nosso objetivo é utilizar a internet para incentivar as pessoas a doarem sangue", conta a estudante Girlane Ferreira, 16 anos. Para isso, o grupo tem lançado mão de vídeos, depoimentos de doadores e até mesmo de não doadores. O projeto criado pelas estudantes integra a IV Feira de Ciências do Colégio Estadual José Bonifacio, que será realizado no dia 26 de agosto e terá como tema Educando para a sustentabilidade. A estudante Jhully Oliveira, vê a iniciativa das estudantes como positiva. Doadora de sangue, ela sabe que pode contribuir para salvar vidas com sua ação, daí a importância da campanha. “Acredito que a ação das garotas pode fazer a diferença e sensibilizar as pessoas, fazendo com que se tornem doadoras”, diz.

Comente agora
28
Jul
Os 8 melhores carboidratos para quem quer emagrecer
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:55h

Carboidratos muitas vezes são considerados os vilões das dietas de emagrecimento – mas a verdade é que, quando consumidos na medida certa, eles são ótimos aliados na perda de peso. Quer saber quais são os alimentos ricos em carboidrato que darão um boost na sua dieta? Confira:

1. CEVADA: A cevada pode ter a capacidade de aumentar os níveis de um hormônio ligado à saciedade, além de, segundo estudo realizado na Suécia, descobriu-se que grãos de cevada, quando cozidos (e não na cerveja, ok?), podem mudar bactérias no seu intestino, que por sua vez podem acelerar o metabolismo. Os pesquisadores também descobriram que este amido rico em fibra "diminui as sensações de fome." Inclua a cevada em itens como panquecas, waffles, sopas e saladas.

2. AVEIA EM FLOCOS:  Quando consumida em forma de mingau, a aveia tem uma reputação de comidinha aconchegante, comfort food – o que significa que, na hora de excluir carboidratos da dieta, é o primeiro prato a ser eliminado. Mas Shira Lenchewski, nutricionista baseada em Los Angeles, discorda: ela diz que seus carboidratos complexos não somente te deixarão mais satisfeita, mas também irão manter a saciedade por mais tempo. Combine o mingau com canela para um efeito ainda mais gostoso e saudável!

3. PIPOCA: Quem precisa de batatas fritas? Substitua o viciante petisco por uma bela dose de pipoca. Um estudo revelou que, comparando os dois pratos, a pipoca mantém as pessoas saciadas por muito mais tempo, além de fornecer muito mais nutrientes e muito menos calorias que as french fries. Além disso, o milho carrega quase o dobro de fibra que outros grãos, além de manter os níveis de açúcar no sangue em equilíbrio e dar um up no metabolismo.

Comente agora
28
Jul
Especialista em diagnóstico por imagem, Dr. Artur Ramos, do IMDI tira dúvidas de leitores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:58h

1) Para que serve a ultrassonografia do sistema musculoesquelético?

Dr. Artur Ramos: A melhora dos equipamentos ultrassonográficos, sobretudo nos últimos 10 anos, com a utilização de transdutores de alta frequência, nos permitiu maior precisão nos diagnósticos relacionados a estruturas superficiais, como no caso do sistema musculoesquelético. Este sistema envolve as partes moles musculares e as articulações, como ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho e tornozelo. As alterações mais frequentes envolvem tendões, ligamentos superficiais e os próprios ventres musculares. Hoje, com aparelhos modernos, é possível utilizar a ultrassonografia para diagnósticos bem específicos, evitando em muitos casos a realização de exames mais complexos e caros, como a ressonância magnética.

2) Qual a diferença fundamental entre a ultrassonografia e a ressonância magnética no diagnóstico de patologias do sistema músculo-esquelético?

Dr. Artur Ramos: Existem algumas limitações na realização da ultrassonografia no sistema músculo-esquelético. Ela é muito boa para avaliar tendão, ligamentos extra-articulares e ventres musculares. Mas as estruturas intra-articulares, como os ligamentos cruzados e meniscos no joelho, a cartilagem articular e as estruturas ósseas são muito melhor avaliadas pela ressonância magnética.

3) A ultrassonografia é boa para avaliação de fraturas?

Comente agora
28
Jul
Cerca de 35% dos brasileiros conhecem pelo menos uma pessoa que fez aborto clandestino
Postado por: Ionara Peixoto / 13:08h

Uma pesquisa realizada pela empresa Expertise revelou que 35% dos brasileiros conhecem pelo menos uma mulher que já fez aborto clandestino. Com o objetivo de integrar o painel #brasilsemfiltro, o estudo entrevistou 1.498 internautas de ambos os sexos, de todas as classes sociais e moradores de todas as regiões do país, durante o mês de junho. Do total de entrevistados, cerca de 2/3 sabe exatamente como funciona a lei sobre aborto no Brasil. Enquanto 74% dos que são a favor da legalização afirmaram conhecer a lei, 60% dos que são contra, em qualquer circunstância, entendem a legislação atual. Ainda com relação à lei brasileira, 57% dos entrevistados concordam com o que vigora atualmente, ou seja, com a possibilidade de se realizar o procedimento apenas em casos como estupro, risco de vida para a mãe ou fetos anencéfalos, enquanto 23% são contra em qualquer circunstância, 16% são a favor de forma geral e 4% não têm opinião formada. Foi registrada diferenças de opiniões entre classes sociais e também com relação ao nível de escolaridade das pessoas que participaram da pesquisa. Entre as classes A e B, o número a favor da legalização aumenta para 29%. Já nas classes C, D e E, diminui para 12%. Quanto à escolaridade, 31% das pessoas com nível superior completo são a favor, enquanto apenas 9% com ensino médio completo têm a mesma opinião.(Bn)

Comente agora
28
Jul
Ministério da Saúde convoca população para fazer teste da hepatite C
Postado por: Samile Macedo / 09:56h

Em atenção ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, lembrado hoje (28), o Ministério da Saúde está convocando a população para fazer o teste da hepatite C e se vacinar contra as hepatites A e B. O teste pode ser feito nos postos da rede pública de saúde. A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos. O Ministério da Saúde considera primordialmente esta faixa etária porque nas décadas de 80 e 90 havia mais uso de drogas injetáveis, transfusões de sangue e hemodiálise com menor controle e sexo desprotegido. Considerado pelo Ministério da Saúde um grave problema de saúde pública, a hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam os sintomas predominantes, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Contra as hepatites A e B existe imunização, a primeira para crianças entre 1 e 2 anos de idade e a segunda, em três doses, para quem tem até 49 anos. As duas vacinas podem ser tomadas durante todo o ano nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde. 

Comente agora
28
Jul
SAJ: Prestadores de Serviço Temporário do Estado estão sem salário e prometem paralisar atividades
Postado por: Samile Macedo / 09:47h

Os Prestadores de Serviço Temporários do Estado (PST) estão enfrentando uma difícil situação. De acordo com uma senhora de prenome Joana, residente em Santo Antônio de Jesus e que é uma servidora que presta serviços ao Estado, até esta terça-feira (28) nenhum trabalhador recebeu o salário e estão desesperados, devido as dívidas que precisam pagar. A cidadã declarou que sempre tem procurado obter informações por parte das autoridades competentes , contudo ninguém dá informações e alegam que o problema acontece devido a alguns não terem aberto uma conta bancária, “isso é uma desculpa, nós que temos a conta no banco e informamos os dados nada temos a ver com quem não possui. A situação está difícil. Temos dívidas, filhos doentes e sem dinheiro para comprar medicamentos ou fazer exames, não temos nem botijão de gás em casa, além disso até a água foi cortada. O que vai ser feito por nós?“, questionou por meio da Rádio Andaiá FM. A reclamante informou que se a situação persistir, a categoria irá paralisar as atividades.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
28
Jul
Custo dos planos de saúde triplicarão em 15 anos
Postado por: Samile Macedo / 07:54h

Projeções a longo prazo costumam preconizar problemas que, no fim, só serão sentidos por gerações futuras e, por isso, costumam ser empurrados com a barriga. Na área de saúde, porém, instalou-se uma bomba-relógio que, se não for desarmada agora, vai estourar logo ali, no colo de todos. Nos próximos 15 anos, os gastos das empresas privadas de saúde vão quase triplicar, passando de cerca de R$ 106 bilhões por ano para R$ 283 bilhões - com impactos para todo o sistema de saúde suplementar, incluindo sobre os cerca de 54 milhões de beneficiários. Segundo projeções do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o gatilho para um salto tão expressivo em um prazo tão curto é a mudança na demografia: o brasileiro não só está ficando mais velho, como vive mais e sente os contratempos que a longevidade costuma acarretar sobre a saúde. Luiz Augusto Carneiro, superintendente do IESS, projeta um cenário "preocupante". "Nossas projeções mostram que os custos vão crescer muito e rapidamente. As empresas e os beneficiários precisam se preparar desde já para as mudanças", diz ele. Carneiro destaca que será uma tarefa coletiva. As empresas terão de rever a gestão, buscar ganhos de eficiência e até repensar o tipo de serviço. Os beneficiários, por sua vez, terão de pensar a vida - e os cuidados com a saúde no longo prazo. Entender a matemática financeira da demografia, avalia ele, dá algumas pistas sobre o que fazer. A premissa é que não há como deter o passar do tempo: os gastos com saúde avançam com o envelhecimento. Segundo o estudo, beneficiários de planos privados no Brasil com menos de 18 anos custam cerca de R$ 1 mil - por ano. A conta com idosos acima de 80 passa de R$ 1 mil - por mês. 

Comente agora
28
Jul
Modelo abandona carreira após cirurgia no rosto dar errado
Postado por: Anacley Souza / 00:42h

Tudo pela beleza. A ex-modelo Sarai Mohammad foi vítima de procedimentos estéticos com resultado contrário ao esperado. Sarai queria retirar as olheiras que as incomodavam, mas teve a aparência modificada. O cirurgião aplicou enchimentos permanentes em seu rosto em vez de ácido hialurônico, indicado nesse tipo de procedimento. Em entrevista ao jornal Daily Mail, a ex-modelo contou que ao acordar da cirurgia, percebeu que algo estava errado. "Eu realmente sabia que algo estava errado, porque meus olhos estavam muito inchados e eu estava tendo problemas para respirar", explicou. Depois de seis meses do procedimento, Sarai voltou ao médico e exigiu que o cirurgião corrigisse os danos. Porém, a cirurgia deu errado novamente. "Ela fez uma incisão debaixo do meu olho e tentou tirar o enchimento. Ele foi além e cortou o topo de minhas sobrancelhas também". Em desabafo, Sarai afirmou se arrepender por ter confiado no profissional. "Eu estava em revistas, eu era o centro das atenções. Agora, minha confiança está indo pelo ralo e eu me arrependo a cada minuto da minha vida!", disse.

Comente agora
27
Jul
Deputado quer tirar saleiros das mesas dos bares para evitar hipertensão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:55h

Reduzir o consumo de sal de cozinha pelos baianos e, como consequência, a incidência da hipertensão, mal silencioso que mata milhões de pessoas todos os anos. Esse é o objetivo do deputado Roberto Carlos (PDT) que apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que proíbe a colocação de saleiros nas mesas de bares, restaurantes e lanchonetes. De acordo com a proposição, o sal só poderá ser levado à mesa se o cliente solicitar. O projeto prevê ainda que os estabelecimentos que não cumprirem o determinado sofrerão penalidades que vão de advertência a multa. “O recomendado seria metade dessa quantidade, ou seja, uma colher de sobremesa”, alertou Roberto Carlos, na justificativa do documento. Ele lembrou ainda que, segundo os médicos, o sal de cozinha é um dos principais vilões da boa saúde e que a hipertensão é uma das doenças causadas pelo consumo excessivo do produto. (Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias)

Comente agora
27
Jul
SUS terá nova terapia contra a hepatite C
Postado por: Anacley Souza / 22:53h

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 27, que uma nova terapia contra a hepatite C estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) até dezembro deste ano. Composta pelos medicamentos daclatasvir, simeprevir e sofosbuvir, ela tem a vantagem de aumentar as chances de cura e diminuir o tempo de tratamento dos pacientes. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Brasil é um dos primeiros países em desenvolvimento a ofertar, de forma pública e sustentável, este tipo de tratamento. "Com isso, o país assume a vanguarda na oferta desta terapia", disse Chioro, durante a cerimônia de lançamento da nova campanha publicitária de prevenção às Hepatites Virais 2015. A notícia divulgada na véspera do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, celebrado nesta terça, 28, é considerada importante para os especialistas da área, mas eles ressaltam que, apesar dos avanços no tratamento, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar a doença. "Apesar das diversas campanhas, infelizmente, muitas pessoas ainda deixam de ter cuidados essenciais como levar o seu próprio kit para os salões de beleza ou exigir material descartável ao fazer uma tatuagem, por exemplo", diz a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Nilda Ivo. Contágio O contágio da hepatite C ocorre através do contato com sangue contaminado por meio de transfusões de sangue, utilização de materiais perfurocortantes, relações sexuais desprotegidas, da mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação. Dados do Ministério revelam que de 70% a 80% das infecções se cronificam e podem evoluir para cirrose e de 1% a 5% para câncer do fígado.

Comente agora
27
Jul
Cigarro eletrônico pode viciar tanto quanto cigarro comum, afirma pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 22:41h

Os fumantes de cigarro eletrônico estão enganados se pensam que estão livres do vício. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico Chemical Research in Toxicology. Pesquisadores da Universidade Americana de Beirute, no Líbano e do Centro para o Estudo de Produtos do Tabaco, nos Estados Unidos, analisaram diversas marcas de cigarro eletrônico com o objetivo de descobrir o nível e o tipo de nicotina presente no líquido destes dispositivos. Os resultados mostraram que a maioria dos cigarros eletrônicos contém a forma mais viciante de nicotina, também conhecida como "base livre", e a única que é realmente absorvida pelo corpo. Eles também encontraram uma grande variação na concentração da substância entre as marcas e, em alguns casos, a concentração real do produto era diferente da descrita na embalagem. A descoberta contradiz o principal argumento dos defensores deste tipo de produto, que afirmam que o cigarro eletrônico não contém os compostos químicos e subprodutos do tabaco presentes no cigarro comum. "Essa percepção decorre do fato de que os cigarros eletrônicos são dispositivos elétricos que aquecem e vaporizam um líquido aromatizado contendo nicotina para produzir um aerossol inalável, sem envolver a combustão nem os tóxicos relacionados a este processo, tais como monóxido de carbono e óxido nítrico", relataram os autores.

Comente agora
27
Jul
Vacina contra dengue é eficaz em 80% dos casos
Postado por: Anacley Souza / 22:07h

A vacina contra dengue do laboratório francês Sanofi é eficaz em mais de 80% dos pacientes afetados pela infecção, de acordo com uma nova análise independente publicada nesta segunda-feira. A vacina experimental permitiu que fosse evitada a hospitalização de 80,8% das crianças a partir de nove anos, que participaram de três testes clínicos analisados pelo periódico médico americano New England Journal of Medicine (NEJM). Na faixa de dois a oito anos, a eficácia média foi de 56%. Em 93,2% dos casos, a vacina também protegeu contra a forma mais grave da doença no grupo de crianças de nove a 16 anos; e, em 44,5%, no grupo de dois a oito anos, afirmaram os autores da análise. Também se observou, porém, um aumento inexplicável de casos de internação por dengue durante o terceiro ano da vacina entre as crianças com menos de nove anos. Os pesquisadores sugerem que o fenômeno deve ser "cuidadosamente observado" no longo prazo. "O risco de contrair dengue era menor entre as crianças vacinadas do que entre as que não foram", concluíram os responsáveis pelo estudo. Em nota, a Sanofi disse que "essa vacina experimental tem o potencial de reduzir significativamente a carga que essa doença tem nos países onde é endêmica". Os dados publicados no NEJM correspondem a um período de três a seis anos em três testes clínicos realizados com 10.275 e 20.869 pessoas, respectivamente. Os participantes são do Pacífico Asiático e de regiões tropicais e subtropicais da América Latina. A incidência de dengue cresceu de forma acentuada desde a década de 1950, com 50 milhões de casos anuais. Destes, cerca de 500.000 são do tipo hemorrágico, mortal em mais de 20% dos casos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). (ANSA)

Comente agora
27
Jul
Dieta sem glúten: necessidade médica ou moda injustificada?
Postado por: Anacley Souza / 19:37h

Milhões de pessoas em todo o mundo estão abrindo mão do glúten. O jornalista da BBC William Kremer é um deles. Ele tem suas razões para ter deixado de comprar pão e bolos tradicionais. Mas ele não tem certeza do porquê de tantas pessoas estarem cortando esse alimento de suas dietas. É assim que você se livra do glúten na sua vida. Primeiro, tire todo os pães, farinhas e cereais matinais de trigo do seu café da manhã. Em seguida, jogue fora todos os potes de manteiga ou geleia que estavam abertos, porque pode ter migalhas de pão ou bolacha neles. Além disso, chame seus amigos para acabar com todas as cervejas que você tenha em casa. Milhões de pessoas estão fazendo isso e muito mais à medida que estão convertendo seus corpos em áreas livres de glúten. Apenas nos Estados Unidos, cerca de 70 milhões de pessoas – ou 29% da população adulta – garantem que estão tentando cortar o consumo de glúten, de acordo com um levantamento divulgado pela empresa de pesquisas NDP. Já no Reino Unido, 60% dos adultos já compraram um produto sem glúten, de acordo com dados do site de pesquisas YouGov, e em 10% dos lares há alguém que acredita que glúten faz mal para a saúde. Foi assim que a minha casa passou a fazer parte desses 2,6 milhões de lares. Em fevereiro, o meu filho Sam, 1 ano e 9 meses, contraiu o que parecia ser um vírus. Eu e minha mulher nos revezamos para lidar com o vômito e a diarreia, na expectativa de que tudo fosse melhorar em alguns dias. Mas semanas se passaram e isso não aconteceu. Sam começou a perder peso. No banho, podíamos ver suas costelas em cima da barriga, que estava inchada como um balão. Ele parou de andar e não conseguia mais ficar de pé – sua personalidade animada começou a desaparecer.

Comente agora
27
Jul
Plantão das ocorrências registradas no HRSAJ durante o final de semana
Postado por: Samile Macedo / 13:02h

-Ícaro Silva de Jesus, 21 anos, residente na Rua Deberval Pitanga, bairro Suzana em Cruz das Almas, vítima por ferimento de arma branca (levou uma machadada na cabeça) deu entrada na emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

-Valter Gonçalves Santana Júnior, 22 anos morador da Rua 29 de Setembro em Santo Antônio de Jesus foi vítima de agressão física. Ele deu entrada no HRSAJ, recebeu medicações, sendo liberado posteriormente.

-Erasmo Almeida Santos, 33 anos residente na Rua Amélia, situada na localidade conhecida como Rádio Clube sofreu agressão física, foi para o Hospital Regional, sendo medicado e posteriormente liberado.

-Renata Rodrigues Pereira, 25 anos, moradora da Rua da Alegria, foi vítima de agressão física e deu entrada no HRSAJ.

-Dares José Medeiros Coelho, 39 anos, conhecido como Grilo morador da Rua da Linha em Ubaíra foi vítima de acidente automobilístico e morreu no local.

-Eliene Santos Pereira, 23 anos, residente no Sítio Bongonhas em Varzedo sofreu corte acima dos olhos por arame, foi medicada na emergência do Hospital e liberada.

-Edson Silva dos Santos, 21 anos, morador da 1ª Travessa Marieta Martins em Santo Antônio de Jesus foi vítima de disparos feitos por arma de fogo, recebeu medicações no Hospital Regional e foi liberado.

-Ronaldo dos Santos Ricardo, 24 anos, residente na Fazenda Sapeaçú em Cruz das Almas, foi alvejado por disparos de arma de fogo na cabeça. Ele foi socorrido para o HRSAJ e permanece em observação.

-Antônio de Santos, morador de Santo Antônio de Jesus foi vítima de pauladas na cabeça, foi socorrido para o Hospital Regional, sendo medicado e liberado.

-Fernando Souza do Carmo, residente em Muniz Ferreira deslocou o ombro durante o Campeonato Municipal de Futebol em Santo Antônio de Jesus foi socorrido para o HRSAJ, recebeu medicações e foi liberado.

Comente agora
27
Jul
Massagem pode agravar quadro de dor nas costas
Postado por: Samile Macedo / 10:18h

Alguns métodos alternativos de cura podem representar verdadeiros perigos para o corpo. A massagem, por exemplo, que é destinada ao relaxamento muscular, não é recomendada para o tratamento de patologias de coluna. O risco está nos profissionais que não possuem conhecimento específico sobre a anatomia e fisiologia, e tentam aplicar técnicas para promover alívio. “Nessas situações, o paciente pode acabar com uma dor ainda mais forte, agravando o quadro. O importante é buscar ajuda de um profissional da saúde habilitado a fazer o diagnóstico preciso, para um tratamento adequado”, revela o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto (SP).Além disso, o especialista adverte que em gestantes e idosos essa técnica pode causar consequências muito graves. “Muitos idosos são portadores de outras patologias ou deficiências como, por exemplo, a osteoporose, que deixa os ossos do corpo mais fracos. Nesses casos, dependendo da técnica de massagem, o profissional pode gerar fraturas no paciente”, diz. Muitas pessoas acreditam na crença de que é necessário “colocar a coluna no lugar”. O profissional avisa que essa expressão não existe.

Comente agora
27
Jul
Valença: Santa Casa volta a oferecer exames de tomografia a partir desta segunda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:36h

A Santa Casa de Misericórdia do município de Valença volta a oferecer, a partir desta segunda-feira (27), exames de tomografia de crânio, tórax, coluna (cervical, toráxica, dorsal e lombar) e abdome superior, com marcação a partir das Secretarias de Saúde dos municípios pactuados com a instituição. Para agendamento, é necessária a apresentação da autorização de procedimentos de alta complexidade (APAC) devidamente preenchida e em duas vias, além de documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência, com xerox. Em crianças, o procedimento só pode ser realizado a partir dos 10 anos. (BN)

Comente agora
27
Jul
Pai de Michael Jackson é diagnosticado com AVC, diz hospital
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:30h

Joe Jackson, pai do cantor Michael Jackson, está internado na Unidade de Terapia Intensiva com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico associado a um quadro de arritmia cardíaca, informou boletim médico do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, onde Jackson foi internado na tarde de domingo (26). Os médicos informaram ainda que Joseph Walter Jackson deu entrada às 13h55min na unidade Morumbi do hospital. Joe veio à capital paulista para comemorar seu 87º aniversário, que acontecia nesta noite. O centro médico confirmou a internação, mas não disse o motivo. Segundo Júnior Donatto, organizador da festa, membros da equipe de Joe o informaram que ele teve um princípio de derrame cerebral. “Ele foi ao hospital de manhã, fez uma série de exames e ficou em observação. Por volta das 20h, confirmaram o princípio de AVC [acidente vascular cerebral].”

Comente agora
26
Jul
Nootrópicos, as 'drogas inteligentes' que são moda no Vale do Silício
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 23:13h

Imagine se toda manhã, antes de ir para o trabalho, você tomasse um comprimido que, além de te deixar mais ligado e concentrado, melhora a memória e impulsiona a criatividade e a produtividade. É isso que cada vez mais pessoas estão fazendo em lugares como o Vale do Silício – região do norte da Califórnia, nos EUA, considerada a capital mundial da indústria da tecnologia –, onde os chamados nootrópicos vêm se popularizando nos últimos anos. Essas substâncias – cujo nome vem do grego "nóos" (mente ) e "tropo" (direção) – supostamente são capazes de ajudar a melhorar o desempenho mental sem produzir efeitos colaterais negativos. Apesar do ceticismo da comunidade científica quanto a sua eficácia, esses "potencializadores cognitivos" são cada vez mais usados em ambientes de trabalho competitivos, nos quais o intelecto é muito mais importante do que qualquer outra habilidade. Sob o guarda-chuva dos nootrópicos estão, por exemplo, compostos químicos da família dos racetams (como o piracetam e o pramiracetam) e substâncias como vitaminas e aminoácidos encontrados em alimentos e plantas que podem ser comprados em lojas de suplementos e de produtos naturais. Alguns são remédios receitados para o tratamento de idosos que apresentam alterações em seus mecanismos cognitivos e que sofrem de males como a demência e o Alzheimer. Seus defensores asseguram que essas substâncias ajudam, por exemplo, a melhorar a memória, a capacidade de aprendizagem e a concentração. Medicamentos como o Adderall, prescrito para tratar transtornos como hiperatividade e narcolepsia, também são utilizados por estudantes que querem melhorar o desempenho cognitivo, apesar do risco de efeitos colaterais como arritmia e ansiedade.

Popularidade:

Comente agora
26
Jul
"Posso beber, doutor?": médico desvenda mitos e verdades sobre o uso de antibióticos
Postado por: Anacley Souza / 18:12h

Que atire a primeira latinha de cerveja quem nunca ficou em dúvida sobre os possíveis riscos de se misturar antibióticos com álcool. Ou sobre o que é melhor fazer depois de um escorregão no horário: ajustar as próximas doses, pular a de agora, ignorar a prescrição? E o anticoncepcional, será que ele perde o efeito enquanto se toma um antibiótico? É justamente pela falta de informações assim que pacientes em luta contra infecções muitas vezes cometem o erro mais perigoso quando o assunto é este tipo de medicação: interromper o tratamento. Seja porque não resistiu à tentação do álcool ou por qualquer outro motivo que escape ao que estava previsto para a terapia com antibióticos, o correto é, mesmo assim, nunca parar a cartela no meio. Conforme explica o infectologista e professor da Unesp Alexandre Naime Barbosa, outra atitude comum é que os pacientes, seduzidos pela melhora típica dos primeiros dois dias de terapia com antibióticos, relaxem quanto à rigidez do tratamento, ignorando os horários e, muitas vezes, também abandonando os comprimidos antes do tempo recomendado pelo médico.

1- Nas primeiras 48 horas, o antibiótico já consegue exterminar boa parte das bactérias.

Comente agora
26
Jul
Medicamento para ossos ajuda no combate ao câncer de mama
Postado por: Samile Macedo / 15:45h

Um medicamento utilizado para proteger a saúde dos ossos em doenças como osteoporose ajuda no combate ao câncer de mama. É o que descobriram pesquisadores das universidades de Oxford e de Sheffield, ambas da Inglaterra. Os especialistas revisaram 26 estudos anteriores, realizados com um total de 18766 mulheres com câncer de mama. Eles concluíram que em mulheres com cerca de 50 anos que tomavam o medicamento, chamado bisphosphonates, por pelo menos dois anos tiveram 18% menos chances de morrer. Além disso, o medicamento reduziu o risco de metástase do câncer de mama nos ossos em 28% e as chances da doença retornar caíram 14%. Os pesquisadores defendem que se este medicamento fosse oferecido rotineiramente às mulheres com câncer de mama iriam prevenir 1300 mortes por ano.

Comente agora
26
Jul
João Bosco é eleito presidente do consórcio intermunicipal de saúde
Postado por: Samile Macedo / 14:16h

O prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco, foi eleito por unanimidade presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde). De acordo com o portal Sul Bahia News, a eleição aconteceu na sexta-feira (24), com participação de onze prefeitos da região. Recém-eleito, Bosco destacou que os serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) serão incluídos no projeto dos consórcios. O novo presidente disse que defende também a participação do governo estadual com 40% de investimento na policlínica, 40% na UPA e 40% no hospital, de modo a atingir um ponto de equilíbrio. Bosco se comprometeu a marcar reunião com o governador Rui Costa (PT) com a presença de todos os prefeitos do Consaúde para discutir ações do consórcio. (BN)

Comente agora
26
Jul
Medicamento auxilia os usuários de crack a abandonarem vício da droga
Postado por: Samile Macedo / 10:07h

Um levantamento realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz sobre o uso de crack no Brasil, revelou que no país existem mais de 370 mil pessoas que fazem uso da droga regularmente, número que corresponde a 35% dos consumidores de drogas nas capitais do país. Diante do crescente número de usuários, a procura por tratamentos menos agressivos e terapias alternativas também aumenta consideravelmente. Por isso, o Instituto Brasileiro de Terapias (IBTA), localizado em Paulínia/SP, realiza um tratamento inovador utilizando a planta africana Tabernanthe Iboga em pacientes dependentes químicos. A substância está revolucionando o tratamento da dependência química e melhorando significativamente a saúde dos usuários de drogas. A Ibogaína, princípio ativo contido na planta, é utilizada na forma HCL (uma forma salina da substância) extraída da raiz deste arbusto. O paciente que chega ao instituto para dar início ao tratamento está ciente que não há necessidade de internação e que contará com todo o suporte que se fizer necessário tanto a ele, quanto a seus familiares. Com duração de cinco dias e dividido em cinco sessões, uma por dia, o dependente químico recebe a medicação em cápsulas, o que comprovadamente torna o método ainda mais eficaz. 

2 comentários
26
Jul
Financiada por Bill Gates, primeira vacina para malária do mundo é aprovada na Europa
Postado por: Samile Macedo / 09:00h

A primeira vacina contra malária do mundo foi aprovada no último grande teste antes que sua aplicação em seres humanos seja autorizada. A Agência Europeia de Medicamentos, órgão regulador da União Europeia, aprovou a vacina, afirmando que seu uso é seguro e eficaz em bebês. A Organização Mundial de Saúde deve decidir até o final do ano se recomenda o uso da vacina em seres humanos. A vacina “RTS,S”, também conhecida como Mosquirix, é produzida pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline e foi parcialmente financiada pela Fundação Bill & Melinda Gates. Ela não é a única que promete combater a malária. Pesquisadores descobriram que uma vacina ainda experimental chamada “PfSPZ” é ainda mais eficiente na prevenção da infecção. A Mosquirix, porém, é a primeira que consegue chegar ao final do processo de aprovação. O Mosquirix impede que o paciente seja infectado pelo Plasmodium falciparum, um dos parasitas mais fatais da malária. A vacina estimula no organismo a produção de uma quantidade maior de anticorpos que impedem que esse parasita infeccione o fígado do paciente. A RTS,S foi criada especificamente para combater a infecção em crianças e seu uso não é recomendado em adultos ou pessoas que estão viajando para regiões de risco. 

Comente agora
26
Jul
Crescimento de Aedes albopictus influenciou desenvolvimento de tríplice epidemia
Postado por: Samile Macedo / 08:07h

A maioria da população já conhece e reconhece o Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue e também chikungunya e zika. As doenças formam atualmente a tríplice epidemia que atinge toda a Bahia. No entanto, o crescimento da população de outra espécie de mosquito, o Aedes albopictus, também tem preocupado autoridades e especialistas, já que também é um dos insetos vetores das enfermidades. "A principal diferença na morfologia encontra-se no tórax dos insetos. No Aedes aegypti há a presença de quatro linhas brancas no dorso do tórax - duas curvadas e duas retas - formando um desenho parecido com uma lira. Já o Aedes albopictus apresenta uma única linha branca no dorso do tórax", explicou o parasitologista Adriano Monte Alegre em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com o especialista, uma das consequências do crescimento da espécie é o aumento de casos das doenças, já que dois insetos passam a transmiti-las. Além de dengue, chikungunya e zika, o Aedes albopictus também pode transmitir febres amarela, de Mayaro, do Rift Valley, encefalites japonesa, St. Louis, do Nilo Ocidental, entre outras doenças.

Comente agora
25
Jul
Professora de enfermagem tenta parto humanizado, passa por cesariana e morre em SP
Postado por: Ionara Peixoto / 19:14h

A professora de enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Mariana de Oliveira Fonseca Machado, morreu na última terça-feira (21), depois de tentar por 48 fazer um parto humanizado e ser submetida, em seguida, a uma cesariana. De acordo com o UOL, a especialista em Saúde da Mulher de 30 anos havia contratado uma doula, mas apresentou dificuldades e precisou ser levada para a Casa de Saúde e Maternidade de São Carlos, no interior de São Paulo. O departamento de Enfermagem da universidade divulgou uma nota em que afirmava que não houve relação entre o parto humanizado e a morte da professora. "Infelizmente, preconceitos em relação ao parto natural e a cultura de cesariana brasileira levaram a divulgações equivocadas sobre o caso. Dados científicos indicam que a cesariana aumenta o risco de morte materna em 3-5 vezes, comparada ao parto normal. Dentre todas as causas de morte materna a hemorragia é a mais frequente delas", dizia a nota. Apesar de ter tido condições de amamentar após o parto, Mariana teve de ser internada na UTI por causa da gravidade de seu estado após a cirurgia. A causa da morte será confirmada em 60 dias, após a conclusão dos exames de necropsia pelo Instituto Médico Legal (IML) de São José do Rio Preto, para onde o corpo foi levado.(Bn)

Comente agora
25
Jul
Conheça os 'ingredientes' fundamentais para combater a celulite
Postado por: Samile Macedo / 11:55h

Beber água, praticar exercício físico, usar um bom creme e ter uma alimentação saudável são os quatro ingredientes chaves para o combate da pele casca de laranja, mas apenas são eficazes quando praticados em conjunto. Afinal, no mundo celulítico os milagres estão longe de acontecer. Contudo, embora estes quatro fatores sejam cruciais para evitar e/ou reduzir a celulite, existem quatro alimentos que permitem uma luta com maior eficácia, diz o site da revista Glamour.

1. Frutas e vegetais – estes alimentos são a melhor forma de consumir os mais variados nutrientes sem que, para tal, sejam ingeridas muitas calorias. A grande variedade de frutas e vegetais permite variar e equilibrar as cores dos pratos. A fibra e os antioxidantes (presentes em frutos como os mirtilos, morangos, amoras, etc) são os elementos chave para o combate à celulite. O ideal é fazer das frutas e vegetais os protagonistas das refeições.

2. Gorduras – sim, o corpo precisa de gorduras, mas das boas. Diz a Glamour que o azeite, os frutos secos e, claro, o abacate devem fazer parte da alimentação diária, uma vez que fornecem as doses corretas de gorduras boas para o metabolismo funcionar corretamente, queimando calorias e reduzindo, com isso, o efeito casca de laranja.

3. Proteínas magras – café da manhã, almoço, lanches da tarde, jantar e ceia. Sim, em todas as refeições deve constar algum tipo de proteína magra, seja carne (frango, peru, coelho), peixe, soja, frutos secos, leites e derivados, bebidas de amêndoa. O peixe, diz a revista, é a aposta mais adequada para quem quer evitar a pele casca de laranja, uma vez que os níveis de zinco, selênio e potássio são mais elevados e permitem um maior equilíbrio das células. (Notícias ao Minuto

Comente agora
25
Jul
Adolescente abandona leite condensado e perde 54 kg
Postado por: Samile Macedo / 07:46h

Com 12 anos de idade, Yuri Matheus Melo de Sousa, hoje com 16, começou a se sentir mal por causa de seu peso. Chegou a consultar-se com nutricionistas e tentou algumas “dietas malucas”, que não deram certo. “Sempre me incomodei muito por ser o único gordo da escola. Nunca deixei ninguém praticar bullying comigo, mas me sentia diferente. Queria muito ter um corpo aceitável”, diz. O desconforto chegou ao ápice pouco depois de seu aniversário de 14 anos. “Lembro que estava na minha sala de aula e havia comentado com a minha amiga pelo Skype no dia anterior que eu não aguentava mais, que eu pisava na escola e me dava vontade de chorar. Fui para o banheiro e fiquei lá por um tempo, triste por ser diferente”, conta. Na época, Yuri pesava 140 kg. Os meses seguintes foram difíceis e ele começou a amadurecer a ideia de mudar seu estilo de vida. O estudante de Natal, Rio Grande do Norte, resolveu mudar radicalmente a alimentação e incluir exercícios físicos mais frequentes à sua rotina. Pouco mais de um ano depois, ele já tinha emagrecido 54 kg e estava pesando 86 kg. “Sou uma pessoa mais feliz. Minhas relações sociais mudaram. Hoje, sou colega de todo mundo.”

Vício em leite condensado - Antes da mudança, Yuri estava acostumado a comer pães e tapiocas no café da manhã e salgado e refrigerante no intervalo da escola. No almoço, não faltavam massas e purê de batata e, no jantar, mais pães e tapiocas. 

Comente agora
25
Jul
Rico em fibras, mamão ajuda na digestão, além de melhorar o trânsito intestinal
Postado por: Samile Macedo / 07:12h

Frutas são uma delícia e todo mundo gosta. Que tal aprender um pouco mais sobre uma fruta fácil de ser encontrada e também muito fácil de ser cultivada em casas que tenham um pequeno quintal? Estamos falando do mamão. O mamão é rico em vitaminas A, que é boa para a visão, vitamina C, que é aliada da imunidade, e vitaminas do complexo B, importantes para o sistema neurológico. Além de apresentar ferro, que ajuda a prevenir a anemia, cálcio, que é benéfico para os ossos e dentes, fósforo, potássio, que controla a pressão arterial, carboidratos, que são fontes de energia, fibras, que melhoram o trânsito intestinal, e carotenoides, que são bons para a pele. Os benefícios à saúde humana são muitos. A papaína presente no mamão auxilia no processo digestivo. Os demais componentes do mamão auxiliam no processo anti-inflamatório, antioxidante, nutritivo, digestivo, diurético, emoliente, laxante, refrescante e oxidante. Sem dúvida é importante incluir mamão no café da manhã ou na sobremesa, não acham? A maneira que eu indico para consumir o mamão é na forma natural da fruta, mas ele também pode ser consumido em vitaminas, sorvetes e compotas. Se você apresenta prisão de ventre, você tem mais um motivo para incluir mamão na dieta, pois a fibra presente no mamão auxilia no funcionamento do intestino, melhorando o trânsito intestinal. Para se beneficiar de tudo o que o mamão tem para oferecer, recomenda-se consumir uma fatia por dia do mamão formosa ou 1/2 mamão papaia. Em média 100 gramas de mamão possuem 50 calorias. 

Comente agora
24
Jul
Médicos removem cisto ovariano de 22kg, considerado maior do mundo
Postado por: Anacley Souza / 23:28h

  1. (Foto: Reprodução/Mirror/Shams Ul haq Qari)

Em uma cirurgia de duas horas, médicos removeram o maior cisto ovariano do mundo, que pesava cerca de 22kg. Segundo informações do site 'Mirror', o cisto gigante, que pesa mais que uma criança de cinco anos, foi removido cirurgicamente de Khalida Akhtar, uma jovem de 18 anos. A cirurgia foi feita em Anantnag, na Caxemira, região de disputa entre a Índia e o Paquistão. A jovem chegou ao hospital reclamando de desconforto e fortes dores no abdômen. "O cisto deveria estar lá por, no mínimo, cinco a seis meses", disse o médico Malik Azad, responsável pelo procedimento. "Era uma massa imensa e se espalhou da pélvis até a parte de cima do abdômen, fazendo com que os pulmões da jovem se congestionassem e, por isso, ela não conseguia respirar normalmente", explicou ao 'Mirror'. De acordo com a publicação, os médicos realizaram a operação gratuitamente. "A condição financeira da família não é boa e eles mal tem condições de pagar pelos remédios necessários ao pós-operatório", disse Azad. O pai da jovem, Mumtaz Ahmad Khan, afirmou que o dinheiro utilizado em exames e remédios foi pego emprestado com amigos e familiares, pois "de outra maneira eles não seriam capazes de bancar aqueles custos". "Eu estou muito agradecido aos médicos pela ajuda deles", agradeceu Khan.

Comente agora
24
Jul
Semi-UTI neonatal do Hospital Roberto Santos é ampliada
Postado por: Anacley Souza / 22:43h

A Semi-UTI Neonatal do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, passou a dispor de 23 leitos após reforma e ampliação. Ao todo, cerca de R$ 65 mil foram investidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar ainda mais a qualidade dos procedimentos médicos para gestantes e recém-nascidos. A unidade conta com equipe de sete técnicos de enfermagem e três enfermeiros por turno. Ela é responsável pela realização de procedimentos como cateterismo, ultrassom, ecocardiografia e atendimento pré e pós operatório, quando não há alta complexidade no caso. O HGRS é referência na Bahia em cirurgias neonatais e a Semi-UTI sempre ofereceu importante suporte para bebês, de até 28 dias, que apresentam patologia, especialmente malformações do sistema nervoso, central e periférico. “O básico da Semi-UTI é o atendimento a pacientes que passaram pela Unidade de Terapia Intensiva, de onde saíram do quadro de gravidade e precisam concluir o tratamento, para chegar em estado clínico que possa receber alta médica. Aqui damos todas as condições dos recém-nascidos se recuperarem”, explicou a enfermeira Nalmy Melo. Dezoito leitos da unidade já foram ocupados. Em um deles está João Pedro, de apenas oito dias, que já está prestes a receber alta médica.

Comente agora
24
Jul
Quando a quimioterapia prejudica mais do que ajuda pacientes terminais de câncer
Postado por: Anacley Souza / 22:27h

Decidir qual o melhor tratamento para uma doença é uma tarefa difícil. Com um diagnóstico de câncer terminal, é ainda mais complicado: alguns defendem que a luta deve ir só até certo ponto, sem ultrapassar limites. Segundo estudo publicado no periódico científico JAMA Oncology, a quimioterapia pode ser ineficaz em alguns casos de câncer terminal. Os pesquisadores avaliaram um grupo de 312 pacientes terminais, que não tinham mais de seis meses de vida. Para metade deles, pelo menos uma – ou múltiplas – etapa da quimioterapia não teve resultado: os tumores continuaram se espalhando para outras partes do corpo. Além disso, a diminuição de tumores foi de 0% a 2%, o que não é uma grande mudança neste caso. Nesses casos, a pesquisa sugere que não há evidências de que a quimioterapia seja a escolha certa para o tratamento. Holly Prigerson, diretor do Centro de Pesquisas na Universidade de Cornell, percebeu uma queda na qualidade de vida desses pacientes quando realizavam a quimioterapia em comparação aos que optavam por não fazê-la. Além disso, o tratamento prejudicava as atividades diárias, fazendo com que eles se sentissem pior. Em outras palavras, não ofereceu nenhuma mudança ou benefício significante para a saúde.

Comente agora
24
Jul
Insatisfação com a aparência durante a infância pode causar distúrbios alimentares na adolescência
Postado por: Anacley Souza / 21:48h

Aos 8 anos de idade, as crianças já começam a demonstrar insatisfação com o formato do próprio corpo. Esse descontentamento pode levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares na adolescência. É o que o mostra um grande estudo publicado recentemente no periódico científico British Journal of Psychiatry. O trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade College London, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, é o primeiro a revelar como a preocupação excessiva com o corpo pode se ter consequências futuras. Os pesquisadores acompanharam 6.000 crianças até os 14 anos de idade. Os resultados mostraram que, aos 8 anos, 5% das meninas e 3% dos meninos estavam insatisfeitos com a aparência de seu corpo. Já aos 14 anos, esse número subiu para 32% nas meninas e 16% nos meninos. Nessa mesma idade, 38,8% das meninas e 12,2% dos meninos tinham comportamentos relacionados a distúrbios alimentares, como fazer dietas exageradas, tomar laxantes ou comer compulsivamente. Foram também identificadas outras diferenças significativas entre meninos e meninas: as meninas que tinham baixa autoestima aos 8 anos corriam risco de desenvolver algum distúrbio alimentar na adolescência, mesmo se não estivessem acima do peso. No caso masculino, apenas os meninos com sobrepeso ou obesos faziam dieta ou comiam compulsivamente na mesma fase.

Comente agora
24
Jul
Governo diz que vai descontar salários dos servidores da saúde que estão em greve
Postado por: Anacley Souza / 19:41h

O Governo da Bahia afirmou na noite desta sexta-feira (24), que vai descontar os dias não trabalhados dos servidores que aderiram ao movimento grevista do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde). Segundo a gestão estadual, a medida entra em vigor na folha salarial deste mês, tendo o dia 19 de julho como início dos descontos. Os servidores da saúde estão paralisados desde o último 09 de julho. Eles protestam pela “precariedade das condições de trabalho e da forma autoritária com que o governo vem tratando as questões da saúde”. Porém, o atendimento em todas as unidades de pronto-atendimento, emergência, hospitais e centros de referência da capital e do interior está normal. O desconto dos dias trabalhados será feito após o Tribunal de Justiça da Bahia conceder, no último domingo (19), liminar considerando ilegal o movimento, com multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento e retorno imediato de todos os servidores grevistas aos postos de trabalho, o que não aconteceu. O Tribunal entendeu que não era válido o principal argumento do sindicato para a deflagração da greve. Segundo o governo, cerca de 1,5 mil servidores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebiam em desconformidade com os critérios estabelecidos na legislação.

Comente agora
24
Jul
Sensor com substância presente na jaca detecta leucemia em 40 minutos
Postado por: Anacley Souza / 17:29h

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) desenvolveram uma tecnologia para detectar a leucemia de forma mais rápida. O resultado, que hoje pode demorar vários dias, sai em até 40 minutos com a nova técnica, que utiliza uma substância presente na jaca. O sensor foi desenvolvido pelo Grupo de Nanomedicina do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), em parceria com o Hemocentro da USP de Ribeirão Preto. Ele possui uma partícula de ouro que é envolvida com a jacalina, retirada da semente da fruta, e a substância natural se liga aos açúcares liberados pelas células com leucemia. Ele tem um circuito elétrico e você tem material biológico ali já ancorado nessa fita. Depois de entrar em contato com o sangue do paciente, é ligado em uma caixinha para que você veja a resposta elétrica, que é transformada em uma informação visual para o paciente”, explicou o professor Valtencir Zucolotto. O resultado sai entre 20 e 40 minutos e, de acordo com os pesquisadores, o método é seguro. “Nos testes de repetibilidade, que a gente fala, para ver se o nosso sensor era sensível ou não a esse tipo de célula, ele se mostrou bem eficiente, bem seletivo ao tipo de célula”, afirmou Juliana Cancino.

Comente agora
24
Jul
Bahia registra 53 casos de Guillain-Barré, confirma Sesab; 115 foram notificados
Postado por: Ionara Peixoto / 16:08h

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que, até esta sexta-feira (24), foram notificados 115 casos da Síndrome de Guillain-Barré no estado. Desses, 53 foram confirmados, o que mostra que aumentou em três o número de ocorrências da doença na Bahia, já que o boletim divulgado pela pasta na última terça-feira (21) registrava 50 casos da enfermidade no estado. Ainda de acordo com a pasta, dentre as ocorrências confirmadas, 49 apresentaram histórico de zika vírus. Segundo a Sesab, Salvador continua sendo o município baiano com o maior número de casos da síndrome. A capital baiana registrou 38 ocorrências da doença, enquanto Feira de Santana têm três casos confirmados e Valença aparece com dois. A Sesab informou ainda que 32 casos estão sendo investigados.(Bn)

Comente agora
24
Jul
Caos no Aliança: leitor denuncia péssimas condições da emergência do hospital
Postado por: Ionara Peixoto / 13:53h

Que a situação da Saúde da Bahia não é das melhores, todo mundo já sabe, mas a gente sempre consegue se surpreender. Prova disso são algumas fotos que chegaram à redação do Metro1 na manhã desta sexta-feira (24) mostrando o verdadeiro caos que é a emergência do Hospital Aliança, um dos mais famosos de Salvador. Os banheiros do local estão infestados de lixo por todo lado, situação inadmissível para uma unidade de saúde.Além de está completamente lotada, a emergência do hospital encontra-se muita mal higienizada, com líquidos espalhados pelo chão e péssimas condições de abrigar pacientes. O leitor relatou ainda que quando foi reclamar das condições para a supervisora do hospital, ouviu a seguinte resposta: "A saúde na Bahia está um caos, com o fechamento do Hospital Espanhol piorou". Abre o olho, Aliança!(Metro1)

Comente agora
24
Jul
Meninos também devem ser vacinados contra HPV, segundo especialista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:35h

O presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Mauro Romero, defendeu hoje (23) que também os meninos sejam vacinados contra o HPV, vírus transmitido pelo contato com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, atualmente um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero em mulheres. Em parceria com a Universidade Federal Fluminense, a entidade promove, de hoje (23) até sábado (25), o 6º Simpósio Brasileiro de Papilomavirose Humana – HPV in Rio 2015. O evento é voltado para a comunidade médica e aborda a necessidade da vacinação universal de meninos e meninas, além da importância do diagnóstico e tratamento de pessoas com doenças causadas pelo HPV, entre as quais verrugas buco-anogenitais, cânceres de pênis, ânus, cabeça, pescoço e esôfago. “Falar na televisão não resolve o problema. É preciso que a população tenha um bom volume de informações corretas sobre prevenção de HPV e da carga de doenças para poder ter um bom entendimento sobre como fazer profilaxia, prevenção, diagnóstico e tratamento”, disse Mauro Romero, também professor do Setor de DST da Universidade Federal Fluminense.

Comente agora
24
Jul
Descoberto colírio que pode curar catarata sem cirurgia
Postado por: Samile Macedo / 12:14h

Com exceção dos países desenvolvidos, a catarata reina absoluta como responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), haverão 40 milhões de casos de catarata no planeta até 2020. A opacidade que toma conta do cristalino, parte do olho responsável pela nitidez da visão, era, até então, só resolvida por meio de uma cirurgia. Agora, cientistas americanos descobriram uma fórmula promissora que, envasada em forma de colírio e usada duas vezes ao dia, substitui a cirurgia e devolve uma visão límpida àquele que sofre com o problema. Mais comum de acontecer por causa do envelhecimento, os cientistas ainda não entendem bem o motivo de a doença surgir, mas sabem que a névoa característica da catarata é causada por proteinas "grudadas" entre si e que não funcionam como deveriam. Quando estão em pleno funcionamento, essas proteínas - que nada mais são do que o cristalino - mantêm a visão límpida. Buscando uma alternativa à cirurgia, cientistas pesquisaram durante anos como essas mutações nas proteínas do cristalino aconteciam, para que pudessem desenvolver uma outra terapia.

Comente agora
24
Jul
Em greve, servidores da saúde de S. A. de Jesus vão à capital baiana apresentar reivindicações nesta sexta
Postado por: Samile Macedo / 12:04h

Os servidores do setor de saúde do Estado da Bahia estão em greve, movimento que está ganhando também a adesão de funcionários dos hospitais públicos. Em Santo Antônio de Jesus, funcionários da ex- DIRES, atual Núcleo Regional de Saúde também não ficaram de braços cruzados diante da situação e estão integrados na paralisação, indo para a capital baiana nesta sexta-feira (24) com uma pauta de reivindicações que deverá ser apresentada. Sinara Bomfim, uma das componentes do movimento relatou que a categoria está indo para uma assembleia em Salvador, cujas decisões finais implicarão no término ou continuação da greve. “Não solicitamos somente o dinheiro referente à insalubridade, como também condições mais adequadas em nosso trabalho incluindo na prevenção para coibir as doenças e proporcionar a população mais qualidade na saúde”, declarou. Segundo Sinara o corte no adicional de insalubridade dos servidores traz mais exposição a risco para eles, principalmente na questão de ter contato com determinados pacientes infectados em caso de surto nas doenças. Os servidores esperam ter suas reivindicações atendidas na assembleia desta sexta-feira. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com