As comentadas


Boa noite , Domingo, 26/04/2015









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

15
Ago
Anvisa proíbe venda de lote de água São Lourenço, da Nestlé
Postado por: Anacley Souza / 07:22h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização, em todo o país, de um lote de água mineral natural da marca São Lourenço, produzido pela Nestlé. De acordo com resolução publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (15), testes identificaram a presença da bactéria "Pseudomonas aeruginosa" acima do limite estabelecido na legislação sanitária. O lote atingido é o 32966047S1, com validade de 23/10/2014.(Globo)

Comente agora
14
Ago
Jô Soares deve deixar hospital nesta sexta, diz diretor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:28h

Internado desde 25 de julho com quadro de infecção pulmonar, Jô Soares deve deixar o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, até a sexta-feira, 15. A informação é do diretor da atração, Willem van Weerelt, ao portal Uol. Segundo o boletim médico, o apresentador vem reagindo bem ao tratamento feito com antibióticos. Nesta quarta-feira, 13, a colunista Fabíola Reipert, do R7, noticiou em seu blog que o estado de saúde do apresentador é grave e que a família estaria preocupada. A informações foi negada pela assessoria. Osmar Barutti, pianista do Sexteto do Jô, também já havia declarado na última semana que Jô estaria se recuperando bem. "O nosso querido Jô está melhor a cada dia que passa. Graças a Deus", disse ele. Em razão do afastamento do apresentador, o "Programa do Jô" (Globo) segue reprisando alguns especiais feitos por Jô ao longo dos 14 anos da atração.

Comente agora
14
Ago
ANS anuncia nova suspensão de 123 planos de saúde de 28 operadoras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:56h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quinta-feira (14) a suspensão da venda, por três meses, de 123 planos de saúde, administrados por 28 operadoras. A medida foi tomada por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações, além de negativas indevidas de cobertura. A medida vale a partir deste sábado (16).

Veja ao fim da reportagem a lista dos planos suspensos. 

Este é o 10º ciclo de monitoramento divulgado pela agência. Das 28 operadoras atingidas, 11 já haviam sido suspensas no ciclo anterior e vão permanecer por mais três meses com a venda de seus planos proibida por não terem alcançado a melhora determinada pela ANS. A suspensão dos planos teve como base as 13.009 reclamações recebidas pela ANS entre 19 de março e 18 de junho. Esse volume de reclamações é praticamente o mesmo do verificado no ciclo anterior (13.079). De acordo com a ANS, a suspensão anunciada nesta terça beneficia 1,1 milhão de clientes desses 123 planos de saúde, que devem ter um melhor atendimento. A suspensão das vendas não afeta o atendimento aos atuais usuários desses planos de saúde, mas impede a inclusão de novos clientes. Por outro lado, 104 planos de 34 operadoras conseguiram melhoraram a qualidade de seus serviços e, por isso, vão poder voltar a ser vendidos.

Comente agora
14
Ago
Os 10 tipos de câncer mais relacionados à obesidade
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:48h

A população mundial está engordando. Pelo menos 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo têm sobrepeso. Para além dos problemas estéticos, uma população mais pesada corre riscos maiores de sofrer problemas de saúde como pressão arterial alta e diabetes. De acordo com as conclusões de um novo estudo, conduzido por pesquisadores da London School of Hygiene &Tropical Medicine e do  Farr Institute of Health Informatics, um alto índice de massa corporal está  também associado ao desenvolvimento dos 10 tipos de câncer mais comuns, como câncer  de útero, de cólon, de mama, de tireoide e leucemia. O índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida internacionalmente usada para avaliar se uma pessoa está no seu peso ideal. Para isso, ela estabelece uma relação entre altura e peso – tome a sua altura (meus 1,79, por exemplo) e eleve ao quadrado. Divida seu peso pelo resultado da multiplicação e terá seu IMC. Meus 65 quilos, por exemplo, resultam em um IMC de 20,3. Segundo a OMS, o índice de uma pessoa saudável varia entre 18 e 25. Ao longo dos anos, diversos estudos já tentaram estabelecer a conexão entre obesidade e alguns tipos de câncer. O estudo desenvolvido pelos britânicos, e publicado nesta quinta-feira (14) no periódico científico Lancet, é o maior do gênero já realizado. 

Comente agora
14
Ago
Tratamento: Anvisa já autorizou 37 pedidos de importação do canadibiol
Postado por: Letícia Oliveira / 16:06h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, desde abril deste ano, 37 dos 59 pedidos de importação de medicamentos a base de canabidiol (CBD). Segundo a Anvisa, os demais pedidos incluem dois oriundos de ações judiciais, nove com pendência de documentação e seis que foram protocolados recentemente e estão em análise. O prazo médio das liberações, de acordo com o órgão, é de uma semana. A agência reforçou que, no Brasil, a importação de medicamentos sujeitos a controle especial sem registro no país, por pessoa física, é possível por meio de pedido excepcional de importação para uso pessoal. “Havendo esse pedido formal, acompanhado de prescrição médica, laudo médico e o termo de responsabilidade, a Anvisa analisará a possibilidade de autorizar a aquisição.” Ainda de acordo com a Anvisa, o pedido de excepcionalidade é necessário porque medicamentos sem registro no país não contam com dados de eficácia e segurança registrados. Nesse caso, cabe ao profissional médico a responsabilidade pela indicação do produto, especialmente na definição da dose e das formas de uso. Para dar início ao pedido excepcional de importação para uso pessoal, é necessário enviar uma solicitação ao gabinete do diretor-presidente da agência e apresentar os seguintes documentos originais:

Comente agora
14
Ago
Projeto Nacional Saúde para Prevenção de Hanseníase tem ciclo final em Stº. Antº. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 12:11h

O Projeto Nacional Saúde para Prevenção de Hanseníase está chegando ao seu ciclo final em Santo Antônio de Jesus. Atendendo ao público durante os dias 13 e 14 de agosto, o centro de saúde móvel ofereceu atendimento por um grupo de profissionais de saúde de diferentes disciplinas que viajam para as regiões do país mais afetadas pela doença a prestam os seus serviços. Durante as visitas, exames médicos gratuitos são prestados e as comunidades são educadas sobre métodos de prevenção e controle e da importância da obediência rigorosa das instruções de tratamento. Em entrevista a Recôncavo FM, a diretora de vigilância a saúde, Daiane Mascarenhas ressaltou que nesta quinta-feira (14) é o último dia de atendimento, além disso, as pessoas têm direito a fazer exames e terão aulas educativas de prevenção e tratamento da Hanseníase. Também serão oferecidos exames de aferição de pressão e diabetes.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
14
Ago
Estudo com novo medicamento contra doença de Chagas avança para segunda fase
Postado por: Anacley Souza / 11:54h

Um possível novo medicamento contra a doença de Chagas começará uma segunda fase de testes com humanos na Bolívia, revelou uma equipe de pesquisadores nesta terça-feira no Congresso Internacional de Parasitologia, realizado no México. A pesquisa, que teve iniciativa da organização sem fins lucrativos Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês), vai avaliar o fexinidazol, um dos compostos mais estudados em modelos experimentais para medicamentos contra a doença de Chagas. A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes do inseto barbeiro. Aumento do fígado, baço e coração são consequências da enfermidade, que pode causar arritmias fatais. Mais de 8 milhões de pessoas na América Latina estão infectadas com o protozoário, e apenas 1% tem acesso ao tratamento. No Brasil, calcula-se que a moléstia mate, anualmente, 6.000 pessoas. Os únicos medicamentos registrados são o benznidazol e o nifurtimox, que possuem vários efeitos colaterais e demandam um tratamento longo.

Comente agora
14
Ago
Barreiras: Justiça obriga Estado a transferir paciente em 48 horas
Postado por: Anacley Souza / 10:35h

O Município de Barreiras, extremo-oeste, e o Estado da Bahia devem transferir em 48 horas via UTI aérea o paciente João Martins, que, segundo relatório médico, corre risco elevado de “tromboembolismo pulmonar” e com “necessidade de colocação de filtro na veia cava”. A decisão é da juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Marlise Freire Alvarenga, que atendeu pedido do Ministério Público, em ação civil do promotor de Justiça André Luís Fetal. O paciente está internado no Hospital do Oeste, em Barreiras, com trombose oclusiva, e deve seguir para uma unidade de saúde em Salvador onde possa receber tratamento especializado. Segundo o MP baiano, a ação se deve à demora e ausência de resposta da Central de Regulação do Estado em ofertar vaga para realização do procedimento, e visa garantir o direito constitucional à vida e à saúde de João Martins. (Bahia Notícias)

Comente agora
14
Ago
Depressão afeta cerca de uma em cada dez pessoas, diz OMS
Postado por: Anacley Souza / 09:28h

O ator Robin Williams foi aviador, médico, gênio, babá, presidente, professor e fez muitas pessoas sorrirem e chorarem essa semana com a trágica morte por suicídio. O ator foi vitima da depressão, doença que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), representa atualmente a segunda maior causa de prejuízo funcional no mundo. A doença afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS, e é mais prevalente entre mulheres. No Brasil, uma em cada dez pessoas sofre com o problema. Embora seja uma doença comum, o mal carrega estigmas que dificultam seu diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento adequado. De acordo com Fabiana Nery, médica psiquiatra e especialista em transtornos do humor, a depressão é uma doença com sintomas, intensidade e gravidade distintas. Os sintomas apresentam alterações orgânicas e mentais. Entre os mais frequentes estão em primeiro lugar as alterações de humor, insônia, pensamentos negativos, falta de apetite, desanimo e tristeza profunda. A médica explica que nem sempre o paciente depressivo se dá conta que está doente. Por isso, nessa fase a família e os amigos são de extrema importância na melhora do paciente. O suicídio, como aconteceu com o ator, é o sintoma mais grave da doença, segundo a psiquiatra. “ A depressão é uma enfermidade multifatorial sistêmica, provoca alterações de várias substâncias corporais do organismo como o ganho de hormônios.

Comente agora
13
Ago
Hospitais de Salvador registram aumento de casos de virose intestinal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:30h

Nos últimos meses, hospitais de Salvador têm registrado aumento do número de casos de viroses intestinais. Provocadas por rotavirus, norovirus e bocavirus – o último, menos comum – elas provocam vômitos, febre, dor abdominal e diarreias. Segundo o infectologista Robson Reis, do Hospital Aliança, todos os dias mais pessoas são diagnosticadas com a doença. “Nós temos recebido, no mínimo, entre 5 e 10 casos por dia. Nos últimos dois meses, essa virose tem dominado”, contou ao Bahia Notícias. O médico explica que como a virose pode levar a quadros de desidratação, a ingestão de água e de soro – mesmo caseiro – são essenciais. Além disso, os infectados devem evitar a ingestão de derivados de leite e alimentos ricos em condimentos e gordurosos, que agravam alguns dos sintomas. Em caso de incômodos mais fortes, ele sugere que as pessoas procurem o serviço de saúde. “Crianças menores de 2 anos e idosos com quadro de diarreia devem procurar o hospital logo, já que perdem água mais facilmente.

Comente agora
13
Ago
Acordo consegue reduzir sódio em alimentos no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 15:12h

Um  dos acordos assinados pelo governo brasileiro com a indústria alimentícia para melhorar a dieta da população reduziu em 1.295 toneladas, entre 2011 e 2012, a quantidade de sódio nos alimentos mais consumidos no País, informou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (12). A quantidade de sódio, elemento químico presente principalmente no sal e cujo excesso é considerado prejudicial à saúde, foi retirada de bisnaguinhas, pão de forma e macarrão instantâneo vendidos no país nos dois primeiros anos de vigência do acordo, segundo um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a diretora de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, nesse período, os fabricantes reduziram quase 11% do sódio usado nas misturas para o pão de forma e em 15% o usado nos macarrões instantâneos. Ela acrescentou que o acordo assinado entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia) prevê uma redução de 1.800 toneladas do sódio usado nestes três alimentos até o final de 2014. O Ministério da Saúde assinou, até agora, quatro acordos com a Abia para reduzir o sódio em seus produtos.

Comente agora
13
Ago
Anvisa suspende lotes de glicose e antidepressivo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:55h

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu, nesta quarta-feira (13), a comercialização de um lote do antidepressivo cloridrato de clomipramina fabricado pela EMS Sigma Pharma Ltda. Segundo resolução publicada no "Diário Oficial" da União, o lote 572420 do produto CLO (cloridrato de clomipramina) 25 mg, com validade de agosto de 2015, terá a venda suspensa por ter recebido um laudo da vigilância sanitária paulista com resultado "insatisfatório nos ensaios de aspecto e descrição da amostra, em que se constatou uma mancha escura na superfície do comprimido". A empresa deverá recolher unidades desse lote. A agência também suspendeu as vendas do lote 74GD1441, com validade em março de 2015, do produto Glicose 5% solução injetável 500 ml da empresa Fresenius Kabi do Brasil Ltda. Também neste caso, a suspensão e o recolhimento do lote citado foram determinados por um resultado "insatisfatório no ensaio de aspecto". "Se constatou a presença de corpo estranho de coloração escura no interior da embalagem", diz a resolução publicada pela Anvisa. As duas empresas foram procuradas, mas ainda não se manifestaram. (Folhapress)

Comente agora
13
Ago
Anvisa suspende venda e uso de lote de medicamento antidepressivo
Postado por: Anacley Souza / 10:09h

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (13) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, o comércio e o uso, em todo o território nacional, do Lote 572420 (validade 8/2015) do produto CLO 25mg comprimido revestido (cloridrato de clomipramina), fabricado pela empresa EMS Sigma Pharma Ltda. De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, apontou resultado insatisfatório nos ensaios de aspectos e descrição da amostra, sendo constatada uma mancha escura na superfície do comprimido. A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento das unidades existentes no mercado relativas ao lote. A resolução entra em vigor hoje. (Agência Brasil)

Comente agora
13
Ago
Salvador deve ganhar novo hospital até 2016; projeto visa reestruturar SUS na cidade
Postado por: Anacley Souza / 09:50h

O Projeto de Fortalecimento do SUS (Prosus), que englobará Salvador e a Região Metropolitana, vai ser responsável pela construção de uma série de unidades para o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo um hospital metropolitano na Avenida Paralela até 2016. Além disso, também serão implementados 11 unidades básicas de saúde, sete centros integrados de atenção especial, a informatização do sistema SUS e a construção de oito centros de atenção psicossocial e de um Centro de Referência ao Trabalhador. O Prosus também visa reformar três hospitais estaduais e implementar uma unidade fixa e duas móveis para coleta de sangue para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba). O valor total do projeto é de US$ 285 milhões e a maior parte desse dinheiro é proveniente de operações de créditos entre o Governo da Bahia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aprovadas pelo Senado na última terça-feira (5). “O benefício para a população vai ser a ampliação dos serviços, com a melhoria da gestão da rede SUS na capital baiana e na região metropolitana. O fortalecimento da capacidade [de atendimento] vai dar mais alternativa, conforto e agilidade durante as consultas e exames”, disse Gisélia Santana Souza, superintendente de Atenção Integral a Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). (Bahia Notícias)

Comente agora
13
Ago
Brasil usa dobro de sal sugerido pela OMS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:24h

Apesar do alardeado resultado de um acordo entre o governo e a indústria, que reduziu o teor de sal nos alimentos, o consumidor brasileiro ainda consome mais que o dobro da substância recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os altos índices de presença de sódio - elemento contido no sal - preocupam o governo brasileiro e motivam iniciativas de saúde pública para monitorar o consumo, reduzir os índices já na fabricação e promover mudanças de hábitos. Cerca de metade dos brasileiros (48,6%) avalia seu consumo diário de sal como "médio", segundo dados compilados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através a pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). A percepção equivocada preocupa médicos e autoridades, já que o país estima que o consumo médio do brasileiro seja de 12 gramas de sal por dia, mais do que o dobro dos 5 gramas diários recomendados pela OMS. Não por acaso, o governo estima que um quarto da população sofra de hipertensão arterial, uma das consequências do excesso de sódio na dieta.

Comente agora
13
Ago
Médicos do Bradesco Saúde continuarão paralisados
Postado por: Anacley Souza / 08:29h

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (12), o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) decidiu por unanimidade que a paralisação do atendimento pelo plano Bradesco Saúde continua na Bahia. Os médicos deixaram de aceitar o plano em 25 de junho, após a empresa não ter entrado em um acordo com a categoria com relação aos valores pagos por consulta. Ainda não há data definida para uma nova assembleia. De acordo com Francisco Jorge Silva Magalhães, presidente do Sindimed, "como não houve uma sinalização do Bradesco Saúde, em termos de proposta, mantivermos a paralisação dos atendimentos". Magalhães informou que na próxima segunda-feira (18), às 9h, uma audiência de conciliação está marcada na sede da Justiça do Trabalho, localizada no bairro do Comércio. Em 29 de julho, o Sindimed entrou com uma ação civil pública contra a seguradora. De acordo com o assessoria do sindicato, a ação interposta pelos médicos cobra recomposição de reajustes ao longo de 10 anos. Na avaliação da categoria, o plano fez novas adaptações no valor das mensalidades dos assegurados, e parte dessa quantia não foi passada aos médicos. Na época, a Bradesco Saúde informou em nota que está entre as operadoras privadas que, nacionalmente, melhor remuneram o ato médico. A assessoria do plano também disse que reajusta anualmente os valores das consultas e de procedimentos médicos acima da inflação geral e dos índices de reajuste anual de mensalidades autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Comente agora
12
Ago
Morre aos 89 anos atriz Lauren Bacall
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:26h

A atriz Lauren Bacall morreu aos 89 anos nesta terça-feira (12). Ela sofreu um derrame em casa, disse um familiar ao site TMZ. Lauren foi casada com Humphrey Bogart de meados da década de 1940 até a morte dele, em 1957. Eles tiveram dois filhos. Lauren estrelou filmes como "À beira do abismo", de 1946, "Paixões em fúria", de 1948, e "Como agarrar um milionário", de 1953. "Com profunda tristeza, mas com grande gratidão por sua vida incrível, confirmamos o falecimento de Lauren Bacall", afirmou o espólio da família Bogart em uma conta oficial no Twitter. Ela foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante em 1997 pelo filme "O espelho tem duas faces", dirigido e estrelado por Barbra Streisand. Em 2010, ela ganhou um Oscar honorário por sua participação na "era de ouro" de Hollywood. (G1)

Comente agora
12
Ago
Substância usada em pasta de dente tem potencial cancerígeno, diz pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:24h

A empresa Bloomberg News realizou uma pesquisa e afirmou que o produto químico triclosam, que está sendo usado na pasta de dente Colgate Total, acelera o crescimento celular do câncer. O creme dental foi aprovado em 1997 pelo Food and Drug Administration e os documentos toxicológicos utilizados pelo FDA para aprovar o creme só foram liberados no início deste ano depois de um ato de liberdade de informação, realizada por uma ação judicial. No relatório, existia uma preocupação de que o triclosan pudesse aumentar o risco de câncer - fazendo com que a Colgate rebatesse, afirmando que a substância era apenas problemática em doses exageradas. “As páginas recentemente lançadas, em adjunto a novas pesquisas sobre o triclosan, levantam questões sobre se a agência fez a devida diligência na aprovação total, há 17 anos”, disseram cientistas a Bloomberg.

Empresa Rebate: "Nos quase 18 anos que Colgate Total tem estado presente no mercado do EUA, não houve nenhum sinal de problemas de segurança a partir de relatórios de eventos adversos” disse o porta-voz da empresa, Thomas DiPiazza. A empresa ainda afirmou que tem planos para reformular o creme dental Total. Qualquer acusação precipitada sem provas pode ser perigosa, por isso é necessário que os estudos continuem, para descobrir se realmente o uso de triclosan em produtos bucais pode significar um risco futuro. (Informações do IBahia)

Comente agora
12
Ago
Paracetamol é ineficaz e causa efeitos colaterais graves
Postado por: Letícia Oliveira / 13:48h

Você toma paracetamol a qualquer sinal de dor? Pois talvez seja melhor repensar esse hábito. Pesquisas têm indicado que o medicamento pode não ser tão eficaz e ainda causar efeitos colaterais graves, como problemas cardíacos e renais. Confira as curiosidades reunidas pelo jornal Daily Mail:

Dor nas costas
Estudo publicado no mês passado na revista The Lancet constatou que o medicamento não é melhor que um placebo para dor lombar. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Sydney, Austrália, avaliaram mais de 1.650 pessoas que sofreram dor nas costas por variadas razões. Um terço recebeu doses diárias de paracetamol, outro terço tomou o medicamento quando sentiu necessidade e o restante ingeriu placebo. Cada um dos grupos levou, em média, 17 dias para se recuperar. “Os resultados sugerem que é preciso reconsiderar a recomendação universal de fornecer paracetamol como um tratamento de primeira linha para dor nas costas”, disse o cientista Christopher Williams. 

Comente agora
12
Ago
Projeto Nacional Saúde para Prevenção de Hanseníase chega a S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:38h

A cidade de Santo Antonio de Jesus através de mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde foi selecionada no Projeto Nacional Saúde para Prevenção de Hanseníase. Projeto este que firma parceria entre municípios cadastrados por todo o país e a Novartis, empresa fabricante de medicamentos e responsável por ações educativas, que disponibiliza uma carreta com total infraestrutura para servir de consultório médico ambulante ao combate à Hanseníase. A chegada da carreta ao município veio “fechar” o período da Campanha Nacional de Combate a Hanseníase, que teve inicio em Santo Antonio de Jesus nas escolas da zona urbana e zona rural levando informações e testes rápidos para os pais e alunos. Vai receber entre os dias 13 e 14 de agosto na Praça Renato Machado das 8hrs às 17hrs a carreta, que disponibiliza cinco consultórios médicos que realizarão a triagem dos supostos casos de Hanseníase (manchas no corpo) no município.

Comente agora
12
Ago
Insulina inalada será vendida em 2015
Postado por: Anacley Souza / 12:31h

Uma insulina em pó inalável deve estar disponível no mercado norte-americano a partir do primeiro semestre de 2015. A farmacêutica francesa Sanofi assinou um acordo de licença de cerca de US$ 925 milhões (R$ 2,1 bilhões) com a empresa de biotecnologia norte-americana MannKind Corporation. Afrezza, “uma nova insulina de inalar de ação rápida”, será usada “para o tratamento da diabetes dos tipos 1 e 2 nos adultos”, segundo um comunicado das empresas envolvidas. De acordo com o site da Bloomberg, a MannKind Corporation receberá um pagamento inicial de US$ 150 milhões (R$ 341 milhões). Posteriormente, os pagamentos parciais podem chegar a US$ 775 milhões (R$ 1,765 bilhão), “caso sejam alcançados os objetivos particulares em termos de desenvolvimento, regulamentação e vendas”. “A Sanofi tem uma estrutura global, e a empresa está claramente tentando fazer um número de coisas para oferecer confiança ao mercado de que isso é uma plataforma sustentável, de crescimento em longo prazo”, afirmou Peter Verdult, um analista da Citigroup Inc., em Londres. Segundo o site, em 2006 foi lançada, pela Pfizer, uma versão de insulina inalável, a Exubera, mas que foi retirada do mercado um ano após o lançamento.(Tribuna)

Comente agora
12
Ago
Hospitais universitários recebem R$ 31,4 milhões para reestruturação
Postado por: Anacley Souza / 12:01h

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, autorizou hoje (12) a liberação de R$ 31.441.490 para 26 unidades do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais. De acordo com a notícia publicada na Agência Brasil, os recursos serão destinados à aquisição de medicamentos, materiais médico-hospitalares, produtos e insumos para exames, equipamentos, mobiliários e material permanente, visando a melhorias no desempenho das funções de ensino, pesquisa e extensão e na assistência à saúde pública. Serão destinados R$ 19.950.000 para custeio e R$ 11.491.490 para investimentos. O montante destinado a cada instituição está descrito em portaria publicada no Diário Oficial da União. As ações da Ebserh, criada em 2011, integram um conjunto de medidas adotadas pelo governo federal para recuperar os hospitais vinculados às universidades federais.

Comente agora
12
Ago
Saiba quais os 5 alimentos que mais envelhecem sua pele
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:19h

Doces: a sobrecarga  de açúcar pode iniciar um processo de glicação - quando se come mais açúcar do que as células podem processar, o excesso de moléculas de açúcar se combina, às proteínas sem a atuação de uma enzima. Esse processo aleatório prejudica o funcionamento das biomoléculas, atinge o colágeno e causa o envelhecimento da pele. 

Álcool: quando o fígado trabalha bem, as toxinas que poderiam se acumular e afetar a pele são expelidas naturalmente. Quando isso não acontece, essas toxinas não são quebradas e causam uma série de problemas, como acne, rugas, e rosácea. Além disso, o álcool desidrata e é ruim para o sono, dois fatores que também afetam a pele.

Carne de churrasco: o carvão do churrasco pode ter hidrocarbonetos pró-inflamatórios que podem ser um problema, já que a inflamação rompe o colágeno da pele. Não é preciso banir o churrasco, mas pelo menos, limpe a grade e espertos, para não contaminar a próxima refeição.

Comente agora
12
Ago
Anvisa proíbe comercialização de emagrecedor em cápsulas
Postado por: Anacley Souza / 10:05h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu hoje (12) a fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes do produto Seca Barriga em cápsulas. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União. O rótulo do produto informa ser fabricado por Laboratório Quallys Ltda, com CNPJ 01.170.992/0001-16, Inscrição Estadual 241379485 e situado na Avenida Tiradentes, 1320, no centro de Rio do Campo, em Santa Catarina. Entretanto, encaminhamento da Diretoria de Vigilância Sanitária do estado informou a inexistência de CNPJ e inscrição estadual, além de endereço falso do fabricante. Na mesma publicação, a Anvisa suspende, como medida de interesse sanitário, a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Extreme Liss Restore Argan Charis Professional, fabricado pela empresa Di Fiorena Indústria Cosmética Ltda. Epp, de Franca-SP. Uma auditoria constatou que o produto tem ação alisante diferente da alegada pela empresa em notificação à Anvisa, que determina o recolhimento do estoque do produto existente no mercado. Fonte: Agência Brasil.

Comente agora
12
Ago
Pacientes ajuízam mais de 24 mil ações em busca de remédios em todo país
Postado por: Anacley Souza / 09:10h

Em 2013 e 2014, a Justiça Federal recebeu 24,1 mil ações de pessoas que tentavam obter remédios. O levantamento foi realizado pela Advocacia Geral da União (AGU), os números incluem, na maioria dos casos, demandas por remédios de alto custo que não são oferecidos pelo SUS, mas também casos em que um usuário do SUS não consegue um medicamento que a rede pública deveria oferecer. No Distrito Federal e no Piauí, por exemplo, o número de demandas judiciais para obtenção de remédios este ano já ultrapassa o número de todo o ano passado. O quadro é mais um aspecto do acesso a medicamentos no país. Segundo a AGU, ano passado 15.411 ações foram ajuizadas para obtenção de medicamentos; este ano, até 31 de julho, já são 8.768 processos ajuizados. Se, em 2013, o DF teve 2.016 processos em busca de remédios, este ano esse número já é de 2.024. No Piauí, que em 2013 somou 27 ações, este ano o número já está em 66. Os dados são de processos nas 1ª e 2ª instâncias da Justiça Federal, e incluem ações ajuizadas por pessoas físicas e pelo Ministério Público Federal.  Em auditorias nas capitais em 2013 e 2014, o Denasus, órgão de controle do SUS, também encontrou casos em que a falta de remédio foi parar na Justiça. Em Cuiabá, auditoria de fevereiro deste ano verificou “aumento de despesas realizadas com recursos da Saúde, em atendimento aos mandados judiciais e/ou liminares”. O gasto subiu de R$ 268,2 mil, em 2010, para R$ 832,7 mil, em 2012. Ao Denasus, a Secretaria de Saúde de Cuiabá disse que o aumento das liminares tem ocorrido por razões como “acesso facilitado ao Judiciário”. O órgão informou que, em reunião em 2013 do Comitê Executivo Estadual, deliberou-se “a adequação das ordens judiciais, devendo vir com a justificativa da urgência” e “devidamente instruídas com exames, laudos, receituários e pedidos de internação”.

Comente agora
12
Ago
OMS aprova uso de tratamentos não homologados contra o ebola
Postado por: Anacley Souza / 08:39h

O Comitê de Ética da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou em uma reunião na segunda-feira (11) o uso de tratamentos não homologados para lutar contra a febre hemorrágica do ebola, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira (12). "Diante das circunstâncias da epidemia e sob certas condições, o comitê concluiu que é ético oferecer tratamentos - cuja eficácia ainda não foi demonstrada, assim como os efeitos colaterais - como potencial tratamento ou de caráter preventivo", afirma a nota da OMS. Até o momento não existe nenhum tratamento de cura ou vacina contra o ebola, epidemia que levou a OMS a decretar uma emergência de saúde pública mundial. Mas o uso do medicamento experimental ZMapp em dois americanos e um padre espanhol - que faleceu nesta terça-feira em Madri,  infectados com o vírus quando trabalhavam na África provocou um intenso debate ético. O medicamento, do qual existe pouca quantidade, parece apresentar resultados promissores nos dois americanos, mas o religioso espanhol morreu nesta terça-feira em um hospital de Madri. A empresa americana Mapp Biopharmaceutical, que produz o medicamento, informou na segunda-feira que enviou o estoque para o oeste da África.

Comente agora
12
Ago
Agentes de saúde baianos são treinados para atuar contra o ebola
Postado por: Anacley Souza / 07:28h

Os profissionais da área da vigilância epidemiológica da Bahia passam por um treinamento para ajudar a evitar a entrada do vírus ebola no estado - não há registros de casos da doença nem no estado, nem no país, mas as equipes de saúde se preparam. A preocupação na Bahia é com a chegada de navios de países africanos, alguns dos quais passam por surto da doença - o maior em 40 anos. Os procedimentos para evitar a contaminação foram mostrados nesta segunda-feira (11) durante uma palestra para profissionais da saúde de todo o estado. Não há voos diretos entre Salvador e países africanos, por isso a preocupação se centra nos portos baianos. Navios que vêm da Nigéria, Libéria, Serra Leoa e outros países africanos precisarão aguardar no mar, sem poder aportar em Salvador, Aratu e Ilhéus até que haja uma ação da Vigilância Sanitária, segundo a TV Bahia. Os navios geralmente transportam minério para Aratu e cacau ou amêndoas para o porto de Ilhéus. Também há uma preocupação com clandestinos que podem estar contaminados. A abordagem é feita em alto mar, por técnicos protegidos com roupa especial, ainda não disponíveis para os profissionais do estado.(Bahia Notícias)

Comente agora
11
Ago
Menino ganha novas orelhas feitas a partir de cartilagem de costelas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:49h

Kieran Sorkin é um garoto inglês de apenas nove anos que até pouco tempo atrás tinha que lidar com o bullying diário na escola por conta de um problema estético: ele não tinha a maior parte das orelhas.O jovem nasceu com uma anomalia genética chamada microtia, que caracteriza malformação das orelhas. No local onde elas deveriam estar, Kieran tinha apenas os lóbulos. Passando por uma cirurgia estética reconstrutiva no hospital infantil Great Ormond Street de Londres, Kieran ganhou orelhas que foram criadas a partir de pedaços da cartilagem de seis das suas costelas. Os pedaços foram cortados, moldados e costurados para depois serem inseridos em pedaços de pele do garoto. Em seguida, usando a técnica da sucção, eles assumiram a forma das orelhas direita e esquerda do menino. 

Risadas doloridas 

Comente agora
11
Ago
Jovem morre após fumar ‘maconha sintética’, e família lança campanha contra a droga
Postado por: Anacley Souza / 11:42h

A família de Connor Reid Eckhardt, de 19 anos, lançou uma cruzada contra a “maconha sintética”. O jovem morreu há pouco menos de um mês após usar uma única vez a droga, que é legalizada em vários estados norte-americanos. Uma mistura de ervas com substâncias químicas que criam efeito similar ao da cannabis, a “K2” ou “Spice”, como também é conhecida, levou o Eckhardt a entrar em coma imediatamente após fumar a droga. “Num momento de pressão dos colegas, ele cedeu, acreditou que seria ok, até seguro, de alguma forma. Uma tragada depois, ele adormeceu e nunca mais acordou”, disse o pai do jovem, Devin Eckhardt, à emissora norte-americana KTLA. Ele e sua mulher, Veronica Eckhardt, criaram uma página no Facebook para compartilhar informações sobre a vida do jovem e os malefícios da droga sintética. “Connor Eckhardt morreu após dar uma tragada na ‘maconha sintética’. Essa substância perigosa é legal. Ajudem-nos a salvar vidas e compartilhem”, diz a descrição da página. O médico Andrew Monte, autor de um artigo sobre a droga sintética do New England Journal of Medicine, explicou seus efeitos. “Essas substâncias não são benignas

Comente agora
11
Ago
Roer unhas prejudica os dentes; veja como se livrar do vício
Postado por: Anacley Souza / 11:06h

Roer as unhas é um hábito comum que pode ser sinal de estresse, ansiedade e até mesmo tédio. Mais do que deixar as unhas feias, esse hábito é prejudicial à saúde bucal. Segundo Sérgio Kignel, especialista em saúde bucal, ao serem levados à boca os dedos transportam germes, vírus, fungos e bactérias, presentes abaixo da unha. “Isso desgasta o esmalte dos dentes e causa má oclusão, quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias”, completa. Ainda de acordo com o especialista, pessoas que roem unhas apresentam maior risco de desenvolver bruxismo, que é a ação não intencional de ranger os dentes, sensibilidade dentária e retração da gengiva. Segundo o dermatologista Joaquim Mesquita Filho, é preciso desacostumar a pessoa a levar a mão à boca. Em alguns casos, a terapia comportamental é suficiente para reverter o hábito. “Em alguns casos, é preciso recorrer aos esmaltes com gosto amargo ou a tratamentos com dermatologistas”, completa. Ainda de acordo com o especialista, outro truque é manter as unhas cortadas e lixadas para evitar que as pontas mal aparadas sirvam para voltar a roer. “Aplicar hidratante nas mãos e nas unhas e manter as unhas esmaltadas também ajuda”, afirma ele. Priorizar a ingestão de alimentos amigos das unhas também é uma boa dica para quem quer se livrar do vício e voltar a ter unhas bonitas. O dermatologista recomenda o consumo de uma dieta rica em biotina, presente em alimentos como gema de ovo, arroz integral, leite, banana e couve-flor. (Bolsa de Mulher)

Comente agora
11
Ago
Plantão de emergências das últimas 48h no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:27h

Deu entrada na emergência do Hospital Regional, Claudionor de Jesus, 27 anos, residente na localidade rural do Engenho Velho em São Miguel das Matas, vítima de tentativa de homicídios por arma branca. Segundo informações, a vítima foi surpreendida a golpes de fação por um indivíduo não identificado e foi socorrido por populares. O crime foi relatado no Posto Policial lotado na Unidade onde segue investigação. Claudionor permanece internado em observação.

- Cristiane Santos, 27 anos, residente no Conjunto Habitacional Viver Melhor em Santo Antônio de Jesus, foi atendido no Hospital Regional após ser vítima de atropelamento. Com vários ferimentos, Cristiane foi socorrida por prepostos do SAMU e encaminhada a Unidade hospitalar onde permanece em observação.

Foi socorrido para a emergência do Hospital Regional o menor de iniciais E. A. S, 16 anos, residente no Loteamento Primavera após se envolver em um acidente automobilístico, com algumas escoriações pelo corpo, a vítima foi medicada e posteriormente liberada.

Comente agora
11
Ago
HRSAJ abre inscrições do processo seletivo para Auxiliar Administrativo feminino
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:10h

No período de 11 a 15 de agosto de 2014, estarão abertas inscrições para o Processo Seletivo para Auxiliar Administrativo feminino do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os interessados deverão entregar currículo na Portaria Administrativa do HRSAJ. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório. 

REQUISITOS:

• Ensino Médio completo,

• Curso de Informática

• 06 meses de experiência

• Cursando nível superior (desejável)

Comente agora
11
Ago
Santa Casa da Bahia negocia ampliação de repasses
Postado por: Anacley Souza / 09:30h

Representantes da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) participam de audiência, nesta terça-feira, 12, no Ministério de Saúde, para solicitar aumento do repasse de recursos do governo federal. A entidade está no limite do endividamento para manter o serviço do Sistema Único de Saúde no Hospital Santa Izabel. Caso não haja alteração do valor de R$ 5,5 milhões, a entidade analisa a redução da oferta. O assunto será abordado a partir de outubro durante a negociação de renovação do convênio. "Estamos levantando os gastos e necessidades para dimensionar a redução se o valor não for ampliado", disse o provedor. A unidade atende 2 mil pacientes por dia. "Sessenta por cento do atendimento é pelo SUS. Disponibilizamos 225 leitos de enfermaria e 20 de UTI. É a maior oferta no estado. Recebemos R$ 5,5 milhões da prefeitura e o déficit mensal chega a R$ 3,5 milhões. O repasse é o mesmo há quatro anos", disse o provedor da Santa Casa, Roberto Sá Menezes, no cargo há 7 meses e membro desde 2002. Com 39 especialidades, O Hospital Santa Izabel dispõe de 525 leitos (85 de UTI) de alta complexidade, 13 salas de cirurgia e realiza 160 mil atendimentos ambulatoriais e 15 mil cirurgias por ano. Os recursos federais são repassados à Santa Casa pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, reconhece o problema. "O SUS não altera a tabela de valores há 10 anos. Também aportamos recursos próprios. Em 2013, recebemos R$ 226 milhões e gastamos R$ 271 milhões. Vamos discutir a necessidade de um aporte maior e ampliar a oferta de serviços que é subfinanciada", disse.

Comente agora
11
Ago
Uso de remédio feito de derivado da maconha pode ser autorizado no Brasil já a partir de setembro
Postado por: Anacley Souza / 09:02h

Por conta do apelo público, o CFM (Conselho Federal de Medicina) inscreveu em sua pauta de setembro próximo a votação de uma resolução que pode tornar possível a prescrição do canabidiol, medicamento produzido a partir da planta da maconha. É o que garantiu o conselheiro Emmanuel Fortes, dizendo que “será um prazer votar”, especialmente se for para trabalhar em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A discussão sobre a reclassificação dos produtos à base do canabidiol, atualmente listados como substâncias proscritas em uma Portaria de 1998, também está na agenda da Anvisa, e já para este mês de agosto. O clima é de suspense, especialmente porque o debate já foi adiado inúmeras vezes recentemente. Afinal, por envolver uma substância derivada da maconha, o tema gera polêmica. Caso venha a ser aprovada sua reclassificação no Brasil, o canabidiol passará à categoria dos medicamentos vendidos com receita controlada. Hoje, para que um paciente consiga importar o remédio, é preciso apresentar uma solicitação formal à Anvisa, além de uma prescrição e o laudo médico, daí cabe à agência decidir se ele entrará ou não no País. Família contrabandeou medicamento à base de maconha para controlar convulsões da filha de 5 anos Até hoje, já foram formalizados no total 35 pedidos de importação em caráter excepcional, dos quais 18 receberam autorização. Ainda na fila, aguardando o sinal verde da agência, estão 16 pacientes, sendo 12 crianças, que, representados pelo Ministério Público Federal da Paraíba, entraram com ação civil pública contra a União e a própria Anvisa no último dia 31, e ainda não obtiveram liberação.

Comente agora
11
Ago
Consumo de Ritalina no Brasil cresce 775% em dez anos
Postado por: Anacley Souza / 08:02h

Em dez anos, a importação e a produção de metilfenidato - mais conhecido como Ritalina, um de seus nomes comerciais - cresceram 373% no País. A maior disponibilidade do medicamento no mercado nacional impulsionou um aumento de 775% no consumo da droga, usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os dados são de pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O remédio é usado sobretudo em crianças e adolescentes, os mais afetados pelo transtorno. Para especialistas, a alta no uso do medicamento reflete maior conhecimento da doença e aumento de diagnósticos, mas também levanta o alerta de uso indevido da substância, até por pessoas saudáveis que buscam aumentar o rendimento em atividades intelectuais. Em sua tese de doutorado pela UERJ, defendida em maio, a psicóloga Denise Barros compilou os dados dos relatórios anuais sobre substâncias psicotrópicas da Junta Internacional de Controle de Narcóticos, órgão vinculado às Nações Unidas. De acordo com o levantamento, o volume de metilfenidato importado pelo Brasil ou produzido em território nacional passou de 122 kg em 2003 para 578 kg em 2012, alta de 373%. A pesquisadora cruzou os dados da produção e importação e do estoque acumulado em cada ano, dado também disponível nos relatórios, para chegar aos prováveis índices anuais de consumo. De acordo com o levantamento, foram 94 kg consumidos em 2003 contra 875 kg em 2012, crescimento de 775%. Dados mais recentes obtidos pelo jornal "O Estado de S. Paulo" na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmam a tendência de alta.

Comente agora
11
Ago
Falta de macas gera caos em hospitais no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:34h

Os serviços públicos de socorro são o tema da reportagem especial desta noite. Ambulâncias modernas, equipes treinadas, tudo pronto, mas falta uma coisa fundamental: a maca. E essa falha grave afeta diversas cidades brasileiras. Os atendimentos urgentes são situações de vida ou morte, onde nada pode dar errado. Mas muitas vezes dá.

Gleice Kelly tem 20 anos. No fim de junho, sofreu uma forte crise de asma.

“A menina tem problema de asma e ela tomou um remédio. Ela é alérgica ao remédio e não sabia", diz um familiar.

A família pediu ajuda para o Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

“A menina está aqui morrendo, já desmaiou duas vezes!”, declara um familiar

Comente agora
10
Ago
Brasil já tem plano para conter o vírus do Ebola
Postado por: Anacley Souza / 15:31h

Autoridades sanitárias são unânimes em afirmar que, se existe risco da chegada do Ebola ao País, as chances de um surto são muito pequenas - principalmente em virtude de a contaminação pressupor contato com fluidos corporais do doente. Mas cuidados já vêm sendo tomados. Na quarta-feira, via teleconferência, o médico epidemiologista Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, conversou com representantes das secretarias estaduais e diretores de hospitais de referência. "Nós, do ministério, participamos de um grupo da Organização Mundial de Saúde e recebemos, diariamente, relatórios com casos no mundo. São alertas, de fontes oficiais, que nos ajudam a compreender o problema", explica Barbosa. Semanalmente, um comitê formado por 15 pessoas se reúne em uma sala do bloco G da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para discutir o conteúdo desses alertas e avaliar riscos no País. Em outra sala do ministério, um centro de informações funciona sete dias por semana, consolidando dados relevantes de saúde pública de todo o País. Ali chegam, por exemplo, todos os casos de doenças de notificação compulsória - como dengue, hanseníase, tétano e outras, que constam de uma lista elaborada pelo próprio ministério. Há duas possibilidades de chegada do Ebola. A primeira seria um viajante internacional portador do vírus que adoeça no percurso - a doença costuma se manifestar de 2 a 21 dias após a contaminação.

Comente agora
10
Ago
Antibiótico, e não hormônio, é o maior risco em carnes e frangos, dizem especialistas
Postado por: Anacley Souza / 15:11h

Você é daquelas pessoas resignadas, que comem frango pensando que estão ingerindo um monte de hormônios? Se é, faz parte da maioria dos brasileiros. Nada menos do que 72% dos consumidores que compram o produto têm essa percepção, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O que muitos não sabem é que isso não passa de um mito, garantem governo e especialistas. Não há hormônios nesses alimentos. Na verdade, a grande preocupação hoje no consumo de carnes em geral é com o uso de antibióticos nos animais vivos. Uma avaliação que ganha força é que esses fármacos podem contribuir para o surgimento de bactérias e outros microorganismos cada vez mais resistentes a remédios. As autoridades sanitárias impõem restrições, tanto em relação aos produtos que podem ser utilizados, quanto ao período de carência entre a aplicação e o uso de alimentos oriundos desses chamados animais de fazenda. No entanto, especialistas alertam para a necessidade de se reduzir o volume de medicamentos, que vem crescendo em todo o mundo. “A resistência aos antibióticos está se desenvolvendo e se espalhando a uma velocidade que não pode ser contida (...) Se não forem tomadas medidas urgentes para reduzir o consumo global de antibióticos, podemos enfrentar um regresso a uma era na qual as infecções simples podem matar", alerta a ONG Consumers International, que congrega 240 organizações de defesa de consumidores, de 120 países.

Comente agora
10
Ago
Auditorias do Ministério da Saúde apontam irregularidades envolvendo medicamentos em 23 Estados
Postado por: Anacley Souza / 15:02h

Superfaturamento, venda de remédio a falecidos, "empréstimo" de medicamentos entre hospitais, direcionamento de licitação, sobrepreço que chega a 10.000%, estoques sem monitoramento e até uso de talidomida sem controle. Levantamento feito em auditorias e fiscalizações do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS) nas capitais brasileiras mostra problemas na área de medicamentos em praticamente todas elas: em 23 das 27 capitais, relatórios de 2013 e 2014 do órgão de controle interno do Sistema Único de Saúde (SUS) apontaram falhas de gestão ou indícios de fraudes no setor. O GLOBO também levantou exemplos de fraudes e má administração envolvendo uso de remédios nos Ministérios Públicos federal e estaduais, em Defensorias Públicas e na Polícia Federal. Os dados fazem parte de uma série de reportagens que começa hoje, sobre problemas em políticas de medicamentos no Brasil. Mais que os números, o quadro revela o sofrimento de pacientes que dependem do SUS: a principal consequência das irregularidades, sejam causadas por má-fé ou por falha de gestão e controle,  é a falta de remédio para quem precisa. A saúde pública foi, segundo sondagem da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP/FGV) em seis regiões metropolitanas, o setor de maior insatisfação da população (79% dos entrevistados), junto com a segurança (80%).

Comente agora
10
Ago
Médico do DF é investigado por tirar 'selfie' em plantão lotado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:21h

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abriu sindicância para apurar o caso de um médico do Hospital Regional de Planaltina flagrado tirando "selfies" (autorretratos) durante o plantão da noite de sábado (2) enquanto pacientes do pronto-socorro aguardavam para serem atendidos. O G1 não conseguiu contato com o médico até a publicação desta reportagem. O médico chegou a acessar a mensagem da reportagem nesta sexta-feira, mas não retornou. Uma paciente que levou a mãe doente para a unidade disse que, cansada de esperar, foi procurar o médico de plantão e viu, por uma vidraça, o profissional sentado em uma sala tirando autorretratos. "Eu fui ao hospital com minha mãe, que estava com pressão arterial muito alta. Quando nos aproximamos, ele saiu do consultório e foi para a sala da recepção. Como ela passava muito mal, eu fui atrás dele e vi que ele estava tirando fotos tranquilamente enquanto nós aguardávamos na fila", disse a jovem, que não quis se identificar. "Foi horrível porque ele não estava dando nenhuma atenção para nenhum dos pacientes. Tinha muitos paciente esperando ele. Chegou uma senhora passando mal e um um senhor foi lá pedir para ele atender", disse. "Ele negou e falou que ela tinha que passar pela triagem e que daqui a pouco o médico ia atender ela. Em nenhum momento falou que ele era o médico. Nem de jaleco ele estava."

Comente agora
10
Ago
Como driblar a infertilidade e ser pai
Postado por: Anacley Souza / 10:36h

Mesmo que não seja por aviso dos hormônios, homens sentem a hora de se tornar pais. E quando bate a vontade e o consenso com a parceira, dispensam-se os métodos contraceptivos e inicia-se a preparação para a notícia. Mas nem sempre abrir mão dos cuidados anticoncepcionais resulta em uma gravidez. Segundo o urologista Sidney Glina, um casal deve manter relações sexuais três vezes por semana, durante um ano, quando está tentando engravidar. Após esse período, se não tiver ocorrido a fecundação, é recomendado que a mulher procure um ginecologista e o homem, um urologista. “(No caso do homem) o primeiro passo será requisitar um espermograma para determinar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides”, esclarece.  A infertilidade masculina é tão recorrente quanto a feminina: em torno de 30% para cada grupo, sendo os 40% restantes devido a algum motivo em comum do casal ou às chamadas infertilidades sem causa aparente. Entre as condições mais frequentes associadas à infertilidade masculina estão problemas na produção do espermatozoide e problemas no caminho destes espermatozoides até o óvulo.

Comente agora
10
Ago
Governo autoriza reforma de R$ 3,4 milhões no Clériston Andrade
Postado por: Anacley Souza / 10:15h

Nos próximos 80 dias, o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, deverá passar por uma ampla reforma e o governo do Estado já liberou uma verba de R$ 3,4 milhões para que a Secretaria de Saúde faça as obras necessárias. A informação é do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia. Segundo o parlamentar, a reforma será iniciada logo após a conclusão da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do hospital. Com relação a notícia propagada esta semana, referente à campanha realizada pelo médico César Oliveira, para arrecadar dinheiro a fim de reformar os postos de enfermagem e a sala de medicação do HGCA, Neto disse que o Estado “agradece” os R$ 5.500 mil arrecadados. “Ele (o médico), deve ofertar o dinheiro arrecadado ao governo municipal, para investir no Hospital Dom Pedro de Alcântara”, aconselhou.(Folha do Estado)

Comente agora
10
Ago
Liminar paralisa atendimentos do Plano Bradesco Saúde e fixa multas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:07h

O Plano Bradesco Saúde teve os atendimentos médicos paralisados após liminar obtida pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), por meio de Ação Civil Pública. A decisão ainda teve, também, fixação de R$ 200 mil reais sobre o Bradesco Saúde, por descumprir plano de contingenciamento emergencial para atendimento aos segurados. O Plano Bradesco Saúde pode ser condenado também a pagar uma indenização de R$ 6 milhões, pelos danos causados a mais de 400 mil segurados, além de indenizar cada segurado em R$ 5 mil pela ausência do atendimento médico durante o período de paralisação médica. Outras medidas também foram tomadas a partir de ação. No início de julho, o Procon fez reuniões de intermediação sobre problemas do seguro. O órgão, no momento, sugeriu à empresa fazer um plano de contigenciamento. (BN)

Comente agora
10
Ago
Você sabe o que é H. Pylori? Médico gastroenterologista de SAJ explica sobre essa bactéria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:08h

Cerca de 70% da população mundial tem uma moradora invisível e desagradável habitando a região estomacal. Conhecida como Helicobacter Pylori (ou H. pylori), trata-se de uma bactéria que age sorrateiramente e causa a gastrite crônica, além de favorecer o aparecimento de úlcera e câncer gástricos. O médico gastroenterologista, Dr. Lucas de Almeida Reis que atende na Urmec em Santo Antônio de Jesus dá explicações sobre essa bactéria no Portal Voz da Bahia. Leia abaixo:

Voz da Bahia: O que é H. Pylori?

Lucas Almeida: O H. Pylori é uma bactéria que infecta o estômago de boa parte da população. Geralmente é contraída através de alimentação, e em nosso país por conta da má qualidade do esgotamento sanitário de algumas questões de higiene e saneamento básico existe uma quantidade muito grande de pessoas acometidas deste mal.

Voz da Bahia: Quais são os sintomas da doença?

Um comentário
09
Ago
Pais com sono interrompido podem ter raiva do bebê e culpa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:25h

Acordar várias vezes durante a noite com o choro do bebê pode ser tão prejudicial quanto ter insônia. Um estudo feito pela Universidade de Tel Aviv concluiu que as habilidades cognitivas ficam comprometidas, pode ocorrer dificuldade de concentração e mau humor. Médicos que fazem plantões também experimentam essas interrupções. O período pode ser curto, de cinco a dez minutos, mas já perturba o ritmo natural do sono. As informações são do Daily Mail. Os impactos do sono interrompido foram estudados pela primeira vez. O sono interrompido é equivalente a não mais do que quatro horas consecutivas de descanso. Os efeitos a longo prazo de várias noites com o sono interrompido como no caso dos pais e mães pode criar um sentimento de raiva direcionado à criança. Como consequência, pode surgir a culpa por ter depositado sentimentos negativos no bebê. Os padrões de sono de voluntários foram monitorados em casa, usando dispositivos em um relógio de pulso.

Comente agora
09
Ago
Salvador: Academias obrigadas a ter equipamento para pressão arterial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:58h

Fazer exercícios físicos a partir de agora será mais seguro. O prefeito de Salvador, ACM Neto, sancionou lei que obriga as academias de ginástica a disponibilizarem equipamento para aferir pressão arterial, como esfigmomanômetro e estetoscópio. O poder Executivo deverá regulamentar a lei dentro de 90 dias. Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref), Paulo Lima, esse foi um importante passo, não só para quem frequenta os locais, mas também para os próprios educadores. “Tudo que envolva uma melhor qualidade de atendimento para o realizador da atividade física é algo a ser comemorado. Não estou muito por dentro do que se trata a lei, por que o Cref não foi consultado, e nós somos quem fiscaliza os profissionais. De qualquer forma acho a ideia muito positiva,” afirma Lima. Para o educador físico, Tarsis Oliveira, essa é uma prática indispensável nos dias de hoje. “Temos hoje um volume muito grande de pessoas que frequentam academia e fica muito difícil ter um controle. Por isso, aferir a pressão arterial dos alunos, todos os dias, facilita muito para o profissional e também para a pessoa que está malhando,” diz o educador.

Comente agora
09
Ago
OMS espera que vacina preventiva contra ebola esteja disponível em 2015
Postado por: Anacley Souza / 14:43h

Uma vacina preventiva contra o ebola deverá passar à fase de testes clínicos em setembro e poderá estar disponível em 2015, disse o diretor do Departamento de Vacinas e Imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jean-Marie Okwo Bele. Segundo ele, em setembro devem avançar os testes clínico da vacina, que está sendo desenvolvida no laboratório britânico GSK, primeiro nos Estados Unidos e depois em um país africano, uma vez que é em países do Continente Africano que têm surgido casos. Jean-Marie Okwo Bele disse que no fim do ano já se pode "obter resultados" e que se esses testes forem bem-sucedidos, a vacina poderá ser comercializada no próximo ano. “Como é uma emergência, podemos colocar em prática procedimentos de emergência (...) para que em 2015 possamos dispor de uma vacina", acrescentou o diretor, em entrevista. No momento, não há tratamento específico no mercado para a febre hemorrágica ebola, causada por um vírus que mata em poucos dias. A taxa de letalidade (relação entre o número de casos e mortes) é superior a 50%.

Comente agora
09
Ago
"Não existe gordo feliz", alerta endocrinologista
Postado por: Anacley Souza / 13:55h

Dados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil tem ajudado a engrossar as estatísticas mundiais de obesidade e diabetes. Hoje, quase a metade da população brasileira (48,5%) está acima do peso. Já o número de diabéticos chegou a 13,4 milhões de pessoas, em 2013. Se os dados são alarmantes, as perspectivas são ainda piores. "Em 20 anos a população infantil triplicou o peso". O alerta é da endocrinologista Tereza Arruti Rey, 64, do alto de sua experiência clínica de quatro décadas. Para ela, uma criança obesa será um adulto obeso. À frente do Núcleo de Doenças Metabólicas e Obesidade, do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, Tereza avalia e encaminha para o SUS os pacientes aptos a se submeter, gratuitamente, à cirurgia bariátrica. Mestra e doutora na área, ela passa longe do gênero acadêmico, apesar de já ter dado expediente na sala de aula da universidade.

Comente agora
09
Ago
Exame de PSA diminui mortalidade de câncer de próstata em 22%, mas ainda é visto com ressalvas
Postado por: Anacley Souza / 11:45h

Um grande estudo publicado na quarta-feira no periódico The Lancet concluiu que fazer exames de sangue para detectar câncer de próstata pode reduzir as mortes pela doença em 22%. Apesar disso, os autores da pesquisa questionam se esse benefício compensa o excesso de diagnósticos, que podem desencadear tratamentos desnecessários e causar sequelas como incontinência urinária e impotência.​ Fazer exame de sangue para medir o PSA rotineiramente diminui em 22% o número de mortes causadas pelo câncer de próstata. Apesar disso, os autores não recomendam realizar o teste periodicamente. Em uma pesquisa que durou treze anos, pesquisadores fizeram em 162 000 homens europeus de 50 a 74 anos o exame de sangue que mede o antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês), sinalizador de aumento da próstata. Os voluntários foram escolhidos aleatoriamente e divididos em dois grupos: aqueles que fariam o PSA a cada quatro anos e outros que não se submeteriam a nenhum teste. Os homens que tinham concentrações de PSA maiores que 3,0 ng/ml passavam por biópsia.

Comente agora
09
Ago
Médicos sem Fronteiras pedem ação imediata da OMS ao surto de ebola
Postado por: Anacley Souza / 09:36h

O diretor operacional da organização não governamental Médicos sem Fronteiras (MSF) que atua no Oeste da África, Bart Janssens, pediu que a declaração de emergência por causa do surto de ebola feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) seja traduzida em ação imediata. Para o diretor, vidas estão sendo perdidas porque a resposta ao surto é lenta demais. “Declarar ebola uma emergência internacional de saúde pública mostra o quão seriamente a OMS está assumindo o surto atual, mas declarações não salvam vidas", disse o diretor considera que precisam ser ampliadas ações como atendimento médico, treinamento de profissionais de saúde, controle de infecção, rastreamento das pessoas que tiveram contato com infectados e sistema de alerta. Atualmente há 66 profissionais estrangeiros e 610 locais atuando pelo MSF no atendimento das vítimas do ebola em Serra Leoa, na Nigéria e na Libéria. ”Todos os nossos especialistas em ebola estão mobilizados, nós simplesmente não podemos fazer mais.” A OMS decretou hoje que a epidemia de febre hemorrágica pelo vírus ebola, registrada em pelo menos quatro países da África Ocidental, é emergência de saúde pública de alcance mundial. A epidemia de ebola no Oeste da África matou 961 pessoas desde o início do surto, em março. Guiné, Serra Leoa e Libéria são os locais onde o surto está instalado, mas a Nigéria já registrou duas mortes pela doença. O vírus é transmitido pelo contato com o sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados. (Agência Brasil)

Comente agora
09
Ago
Consórcio que fará diagnóstico por imagem em hospitais é anunciado
Postado por: Anacley Souza / 07:31h

O vencedor da licitação pública para gestão e operação de serviços de apoio ao diagnóstico por imagem nos hospitais baianos foi escolhido nesta sexta-feira (8). O consórcio formado pelas empresas Alliar, Fidi e Phillips será o responsável por gerir o atendimento em 12 hospitais baianos, nos próximos 11 anos e seis meses. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, o projeto deve aumentar a oferta de exames em até 600%, até o final do contrato. “A parceria vai tornar mais ágil o sistema de saúde no estado. O projeto vai garantir aparelhos de ressonância, tomografia, mamografia e raio x nas nossas unidades”, destacou. Na primeira fase do projeto, as 12 unidades contempladas são os hospitais Ernesto Simões Filho, Geral do Estado (HGE), Roberto Santos, Octávio Mangabeira, além do Centro Estadual de Oncologia (Cican) e o Instituto Couto Maia, todos em Salvador. As outras unidades são os hospitais Geral de Camaçari, Menandro de Farias (Lauro de Freitas), Regional de Guanambi, Geral de Vitória da Conquista, Prado Valadares (Jequié) e o Luís Viana Filho (Ilhéus). (G1 Bahia)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com