As comentadas


Boa tarde , Sexta-feira, 24/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Saúde

18
Dez
De fome a aneurisma: Saiba identificar causas da dor de cabeça
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:03h

A dor de cabeça é um problema que atinge milhares de brasileiros diariamente. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE). Ao menos durante quinze dias no mês, treze milhões sentem dor na região aqui no Brasil. As mulheres são as maiores vítimas. Em alguns casos, apenas um analgésico pode resolver, mas em outras situações, os sintomas são tão agudos que chegam a levar a pessoa a internação. Segundo o neurologista Mario Peres, do Hospital Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, é preciso ter cuidado para não confundir dor de cabeça com outras doenças, já que os sintomas podem ser bem parecidos. "Uma dor que a pessoa nunca teve, e que ela considera a mais forte da vida, associada à febre, alteração de consciência e perda de força podem ser um AVC, um aneurisma ou um tumor", afirmou. O médico aponta alguns motivos que parecem inofensivos e qual o momento de se preocupar de verdade. Confira:
 
Falta de dormir - o cansaço gerado pela privação de sono comprime os músculos causando a dor de cabeça. Logo, quem tem insônia ou aqueles que têm pouco tempo para dormir, são vítimas frequentes da cefaleia. Para melhorar, só mesmo dormindo mais.

Comente agora
18
Dez
Dente pode ter até quatro canais, entenda a fisiologia
Postado por: Rafaelle Lemos / 10:30h

Falar em tratamento de canal pode causar arrepios em alguns, mas é com essa técnica que muitos dentes deixam de ser arrancados da boca. Tratar o canal significa retirar a polpa dentária – a parte viva do dente que fica dentro da raiz, contém toda vascularização que liga o dente ao resto do corpo. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, precisa ser removida para não infeccionar. O espaço que fica vazio é limpo e preenchido. Esse procedimento oferece mais de 95% de chance de salvar o dente. Para atingir esse índice, é preciso conhecer a anatomia, a fisiologia nervosa e os processos inflamatórios. Isso tudo, somado às novas técnicas e soluções de anestesia, possibilita tratar o canal da grande maioria dos pacientes com controle total da dor.

Comente agora
18
Dez
Brasil assina adesão ao Apelo Global contra a Hanseníase
Postado por: Anacley Souza / 09:49h

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, assina hoje (18) o Apelo Global contra a Hanseníase. A cerimônia será às 9h, no Plenário 7 da Câmara dos Deputados.  A adesão do Brasil  ao movimento, que manifesta o compromissode luta contra a discriminação global das pessoas atingidas pela hanseníase, é um marco no engajamento do país na eliminação da doença e do estigma que ainda é associado a ela.   Participam do lançamento o embaixador das Nações Unidas para a Eliminação da Hanseníase, Yohei Sasakawa, e o coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio. (Tribuna)

Comente agora
17
Dez
DIREC 4 lamenta morte de aluno residente em Santa Terezinha
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:02h

A equipe da DIREC 4 e do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães – CELEM, Santa Terezinha comunicam, consternadas, o falecimento do aluno Paulo Santos Gonçalves, 16 anos, na segunda-feira (16). A diretora do Colégio Emilia Lobo informou que não há certeza se o estudante se afogou ou se sofreu um acidente numa represa da zona rural da cidade.  Paulo cursava o 2º do Ensino Médio no CELEM. O corpo ainda será autopsiado, por isso, não há previsão de horário para o sepultamento, que ocorrerá no Boqueirão, zona rural do município. Devido ao ocorrido, o CELEM suspendeu o funcionamento das atividades nesta terça-feira (17). Em nota divulgada, a escola define o aluno como “querido e estimado por todos”. Diz ainda que “a direção, alunos e funcionários estão sofrendo muito com essa perda”. Lamentamos profundamente o ocorrido, ao tempo que estendemos a nossa solidariedade aos familiares, amigos, professores e colegas de Paulo. 

Comente agora
17
Dez
Saúde anuncia mais 5 mil bolsas de residência no Programa Mais Médicos
Postado por: Letícia Oliveira / 13:30h

O Ministério da Saúde aprovou edital que cria quase 5 mil novas bolsas de residência médica para o Programa Mais Médicos. Serão 3.613 bolsas de residência para médicos especialistas e 1.300 bolsas para profissionais de outras áreas da saúde (residência multiprofissional), anunciou nesta terça-feira (17) o ministro da Saúde Alexandre Padilha. A Comissão Nacional de Residência Médica deverá aprovar se as bolsas serão oferecidas para programas de residência em 2014 ou se ficam para 2015. O objetivo é fazer com que em 2018 exista uma vaga em programa de residência para cada estudante de medicina formado no Brasil. Segundo previsão já anunciada pelo governo federal, até 2017 os cursos de medicina deverão oferecer 11.500 novas vagas de graduação. As novas vagas de residência para médicos atendem a 91 especialidades, sendo 27 delas consideradas como prioritárias pelo programa. Do total, 2.145 corresponem a novos programas residência que devem ser criados e o restante são novas vagas em programas que já existentes. Segundo dados do governo, haverá aumento de 95% da oferta de bolsas para especialistas em 223 instituições de ensino, filantrópicas e hospitalares. Cerca de 25% delas serão oferecidas nas regiões Norte e Nordeste do país. A maioria, está nas regiões Sul e Sudestes, segundo Padilha, para "aproveitar a capacidade instalada da região". Segundo ele, o investimento nas regiões Sul e Sudeste beneficiará todo o país. "Temos observado nos últimos anos que metade dos especialistas formados no estado de São Paulo volta para seus estados. Isso vem acontecendo nos últimos 10 anos", afirma.

Comente agora
17
Dez
HRSAJ divulga resultado final do processo seletivo para Higienização e Maqueiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:02h

Aprovados no processo seletivo para Higienização

  •  1º Valdinilson Carneiro Augusto
  • 2ºDiego Cerqueira Coutinho
  • 3ºAlex Antonio Correia dos Santos
  • 4ºAlex Edvaldo Souza Santos
  • 5ºMilena Francisca Coelho
  • 6ºLeandra Souza de Jesus
  • 7ºMiracisilva Santos
  • 8ºMaria de Lourdes Santos da Silva de Brito
  • 9ºMaria de Deus Moura Batista
  • 10ºEliene dos Santos Silva

Aprovados no processo seletivo  para Maqueiro

  • 1º     Tiago Araújo Santos
  • 2º     Edmilson Souza Moreira
  • 3º      Marcos Santana Lima
Comente agora
17
Dez
Cientistas australianos relacionam perda de memória à ingestão de "junk food"
Postado por: Anacley Souza / 12:00h

Um grupo de cientistas da Austrália vinculou a perda de memória com a ingestão da chamada "junk food", após realizar um experimento com ratos que foram submetidos a uma dieta de açúcar e gorduras, informou nesta terça-feira (17) a imprensa local.  Margaret Morris, chefe da pesquisa realizada pela Universidade de Nova Gales do Sul, afirmou que os ratos com uma dieta pobre mostraram, seis dias após o início dos experimentos, sintomas de perda de memória ao serem submetidos a testes relacionados com a memória espacial.  "Os animais evidentemente não estavam obesos após seis dias, mas as mudanças na capacidade cognitiva, como a perda da memória, ocorreram antes de qualquer variação de peso", declarou Margaret à emissora "ABC", e acrescentou que ficou surpresa com a rapidez com que os animais perderam essas faculdades mentais. Os cientistas notaram que os ratos alimentados com uma dieta com alta concentração de gorduras e açúcar tinham uma inflamação na região do hipocampo, a parte do cérebro que está relacionada com a formação e o armazenamento da memória e uma das primeiras regiões afetadas pela mal de Alzheimer.

Comente agora
17
Dez
Gargarejo com aspirina alivia dor de garganta, aponta estudo
Postado por: Anacley Souza / 10:17h

A aspirina é um dos melhores remédios para garganta inflamada, afirma pesquisa. Dois comprimidos dissolvidos em água e utilizados para gargarejar (sem engolir), reduz a dor sentida e o alívio pode durar até seis horas. Segundo o estudo proposto pela University of Cardiff Common Cold Centre, inalar produtos que tem menta também ajuda na dor. “Ela fornece alívio para congestão nasal ao causar uma sensação de frescor no nariz e também alivia os sintomas de dor de garganta e tosse por uma ação anestésica local”, afirmou o professor que liderou o estudo, Ron Eccles. Com informações do Daily Mail.

Comente agora
17
Dez
Saúde registra aumento de 13% na distribuição gratuita de remédios
Postado por: Anacley Souza / 09:50h
Um aumento de 13% na distribuição gratuita de medicamentos pela rede pública foi registrado neste ano se comparado com a do ano passado. O número é resultado de um balanço da Secretaria de Saúde de Salvador. De acordo com o levantamento, de janeiro ao início de dezembro foram entregues 154.230 unidades de remédios a pacientes atendidos pelo SUS na capital, contra 135.879 registrados no ano passado. O crescimento, segundo avaliação do órgão, se deve à reestruturação do setor farmacêutico iniciada no primeiro trimestre, especialmente através do controle sobre o estoque, que permitiu saber quais substâncias deveriam ser repostas nas prateleiras das farmácias populares. Para 2014, a meta é ampliar o volume, com a introdução de duas novas drogas na lista da secretaria: Finasterida, usada para tratamento de tumores benignos e malignos na próstata, e Lidocaína, anestésico de larga utilização em emergências médicas. (Correio)
Comente agora
17
Dez
Pesquisa mostra que crianças fumantes passivas chegam a 51%
Postado por: Rafaelle Lemos / 09:34h

São Paulo - Um estudo sobre o tabagismo passivo revelou que 51% das crianças até 5 anos são consideradas fumantes passivas por causa do vício dos pais. A pesquisa foi coordenada pelo diretor do Ambulatório de Drogas do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), João Paulo Lotufo. Segundo a pesquisa, essas crianças desenvolvem mais otites, bronquites, rinites, asma e duas vezes mais morte súbita quando comparadas com as de pais não fumantes. Segundo ele, a pesquisa foi feita com a urina do fumante e de alguém da família que não fuma quando foi constatada a presença de nicotina também no sangue dos fumantes passivos. “O fumante passivo também corre o risco de dependência e de inflamação das mucosas. Todos os que têm tendência a desenvolver doenças como as otites, rinites, bronquites, asma, vão sofrer e ter mais problemas. Nesses casos a mucosa já é inflamada e com a fumaça isso piora muito”. 

Comente agora
16
Dez
Encerrada a campanha de vacinação contra a Aftosa na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 16:07h
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em 2013 encerrou ontem (15) em todo o Estado, após a prorrogação, diante do início tardio das chuvas previstas para o mês de novembro e dezembro. O prazo para declarar a aplicação das vacinas vai até o dia 31 de dezembro nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) distribuídos estrategicamente nos 417 municípios do Estado. Um levantamento parcial destaca a região de Teixeira de Freitas com o maior índice de vacinação da campanha, 82% do rebanho declarado. Detentora do maior rebanho da Bahia com 1.701.764 bovídeos, Teixeira de Freitas já vacinou 583.733 dos 711.107 bovinos e bubalinos de até 24 meses vacináveis. O diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, acredita que a Bahia está se recuperando após dois anos sucessivos de seca, e alcança um alto índice de vacinação. Os criadores que ainda não adquiriram a vacina deverão comparecer a um dos escritórios da Adab para solicitar a autorização de compra em loja credenciada pelo órgão, pois, desde hoje (16), as revendas só podem comercializá-la com esta autorização. O diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, explica que o pecuarista que não vacinou seus animais também terá que realizar o procedimento acompanhado por técnicos da Adab e será autuado por não vacinar dentro do prazo estabelecido. “A multa deve ser calculada sobre o número de animais em idade vacinável e estes ficam impossibilitados de transitar pelas rodovias baianas, bem como de participar de eventos pecuários”, esclarece.
Comente agora
16
Dez
Cerca de 90% das mulheres não consomem a quantidade ideal de cálcio no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:12h

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), uma em cada três brasileiras vai desenvolver osteoporose, doença que enfraquece os ossos, após a menopausa. Detalhe: 90% delas não consomem a quantidade ideal de cálcio, presente principalmente em leite e derivados. Segundo a Abrasso, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com o problema. Mesmo com esse número assustador, apenas 39% da população feminina com mais de 45 anos já fizeram algum teste para detectar a doença que atinge majoritariamente as mulheres – a proporção é de dez para cada homem. A prevenção, segundo a entidade, deveria começar na infância, por meio de alimentação adequada e, claro, ser rica em cálcio. A gravidade do quadro é que, por ser uma doença silenciosa, que não causa dor, muitas vezes só é descoberta após a primeira fratura. (UOL)

Comente agora
16
Dez
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus Primeiro hospital público do Estado a ganhar dois selos de qualidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:32h

“O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus tem contribuído bastante com o avanço da saúde na Bahia, e a Certificação em Acreditação vem coroar o trabalho desenvolvido pelos profissionais do HRSAJ e do Governo do Estado”. Jorge Solla. O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla esteve no HRSAJ para receber dos diretores do Instituto Fernando Filgueiras (IFF) Dr. José Antônio Andrade e Dr. Alex Carvalho os dois Certificados dois certificados de qualidade na área hospitalar, concedidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) no nível de Certificação Pleno e pela International Organization for Standardization (ISO). Na ocasião, Solla destacou o comprometimento do Instituto Fernando Filgueiras que faz a gestão do hospital e o comprometimento com a qualidade  da equipe do HRSAJ. “É com alegria que estamos aqui para receber os Certificados que representam que a Saúde Pública do Recôncavo Baiano está avançando e que os investimentos do Governo da Bahia na Saúde são constantes; parabenizo o grupo do Instituto Fernando Filgueiras e toda equipe do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, afinal estes selos representam as principais garantias de qualidade conquistada por uma unidade hospitalar”, destacou o secretário de Saúde do Estado da Bahia.

Comente agora
15
Dez
Morre aos 81 anos Peter O´Toole, ator que foi indicado ao Oscar oito vezes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:24h

Morreu, na noite de sábado (14), aos 81 anos, o ator Peter O´Toole, conhecido principalmente pelo papel de T. E. Lawrence no longa Lawrence da Arábia (1962) e de Eli Cross em O Substituto (1980). A morte foi confirmada ao site da britânica BBC pelo agente de O´Toole, neste domingo (15). O ator figura na lista dos atores que mais vezes foram indicados ao Oscar. Foram oito no total, mesma quantidade de nomes como Al Pacino, Marlon Brando, Jack Lemmon e Geraldine Page. No entanto, diferente deles, O´Toole é o único entre os recordistas que nunca recebeu um prêmio da Academia - foi apenas presenteado com um Oscar Honorário, pelo conjunto da obra, em 2003. Além de O Substituto e Lawrence da Arábia, O´Toole foi indicado ao Oscar por suas atuações em Um Cara Muito Baratinado (1982), A Classe Governante (1972), Adeus, Mr. Chips (1969),O Leão no Inverno (1968) e Becket, O Favorito do Rei (1964). Ele ganhou no total quatro Globos de Ouro. O ator deixa três filhos: Kate, Patricia e Lorcan.

Comente agora
15
Dez
Risco de morrer por alergia alimentar é pequeno, afirma estudo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:07h

O risco de morrer por alergia alimentar é pequeno, segundo publicado no periódico Clinical & Experimental Allergy. A análise revisou 13 estudos e resumos de conferências que descrevem 240 "episódios de anafilaxia por alimentos", ocorridos entre 1946 e 2012. A taxa de morte para pessoas com alergia alimentar não chegou a 2 por ano para cada milhão. É uma questão de não permitir que a alergia alimentar controle sua vida ou a de seu filho. Por incrível que pareça, o risco é baixo. Embora as pessoas necessitem tomar precauções, eu acredito que seja importante observar o contexto", afirmou Robert J. Boyle, especialista em alergia pediátrica do Imperial College de Londres. Essa taxa foi de 3,25 para os menores de 19 anos e de 4,25 para os alérgicos a amendoim. Com informações do Uol.

Comente agora
14
Dez
Reginaldo Rossi termina primeiro ciclo de quimioterapia, diz boletim médico
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:21h

De acordo com boletim médico divulgado neste sábado (14), Reginaldo Rossi terminou o primeiro ciclo de quimioterapia. O cantor, que segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Memorial São José, no Recife, foi diagnosticado com câncer no pulmão. Além disso, o músico não precisa mais de medicamentos para controlar a pressão arterial e teve uma discreta melhora da função renal. Ele ainda respira com ajuda de aparelhos e em terapia hemodialítica. Além disso, o músico não precisa mais de medicamentos para controlar a pressão arterial e teve uma discreta melhora da função renal. Ele ainda respira com ajuda de aparelhos e em terapia hemodialítica. O músico de 69 anos foi internado em 27 de novembro, após sofrer um derrame pleural, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido no pulmão. Na quarta-feira (11), foi divulgado o diagnóstico de Reginaldo: carcinoma de pequenas células – tumor primário e maligno – no pulmão. Conhecido como o Rei do Brega, Rossi está em atividade desde 1964. Entre seus maiores sucessos estão GarçomEm Plena Lua de Mel e A Raposa e as Uvas.

Comente agora
14
Dez
Programa Mais Médicos envia médica cubana para Amargosa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:03h

A prefeita de Amargosa, Karina Silva (PSB), em entrevista ao programa ‘Conversando com Você” da Rádio Vale FM, na última sexta-feira (13), anunciou a chegada da médica cubana Zoraya LLacer pelo Programa Mais Médicos. Segundo o blog Bahia Recôncavo A profissional atenderá a população na Unidade Móvel de Saúde. Na oportunidade ela também  divulgou que será implantado no município o programa Segundo Tempo, que atenderá cerca de 200 crianças em 2014, além da assinatura do convênio para a aquisição de 998 cisternas, com capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água, que chegam através do programa “Água para Todos”, do governo federal. 

Comente agora
14
Dez
Hospital de Feira de Santana está degradado, diz relatório do Tribunal de Contas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:50h

O relatório de auditoria e inspeção realizados pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) mostra que o Hospital Regional Clériston Andrade (HRCA), em Feira de Santana (a 108 km de Salvador), está em situação precária, sem condições de funcionamento. De acordo com os auditores do TCE, que realizaram visita à unidade entre 3 de setembro e 6 de novembro de 2012, "a unidade está totalmente degradada, apresentando paredes rachadas, telhado comprometido, infiltrações e alagamentos, instalações elétricas e hidráulicas danificadas", dentre outros aspectos. O hospital, aponta o TCE, funciona há oito anos sem alvará sanitário, em virtude dos problemas de infraestrutura e higiene. Além disso, uma unidade de pacientes de longa permanência está interditada, por problemas detectados pela Vigilância Sanitária em 2010. O relatório foi apresentado no plenário do TCE na última quinta-feira, quando foi dado prazo de 30 dias para que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apresentasse explicação conclusiva sobre a morte da empregada doméstica Alzira Ribeiro, no dia 26 de outubro deste ano.

2 comentários
13
Dez
Hospital Espanhol oferecerá atendimento de onco-hematologia pelo SUS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:50h
O Hospital Espanhol assina, nesta segunda-feira (16), às 20h, no auditório Galicia, contrato com a Secretaria Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no serviço de onco-hematologia, montado em parceria com o Centro de Hematologia e Oncologia (Cehon), através de consórcio firmado com a Fundação José Silveira. “O serviço amplia a rede de atendimento no estado para o tratamento do linfoma e leucemia, doenças que tem registro crescente entre jovens e adolescentes”, avalia o diretor-médico do Hospital Espanhol, Álvaro Nonato. “Através deste convênio, o Hospital Espanhol amplia o atendimento deste serviço também para pacientes do Sistema Único de Saúde”, complementa o presidente da unidade médica, Demétrio Moreira Garcia. (BN)
Comente agora
13
Dez
Dilma diz que pode aumentar número de estrangeiros no Mais Médicos
Postado por: Letícia Oliveira / 15:10h

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (13) que o programa Mais Médicos passará por uma avaliação em março de 2014 e que, dependendo do resultado da análise, o governo federal pode decidir aumentar o número de contratações de profissionais estrangeiros para atuar na periferia de grandes centros urbanos e no interior do país. Inicialmente, a meta do Executivo era de contratar 13 mil médicos para a iniciativa federal. “Quando chegar março, nós vamos fazer uma reavaliação e, se for necessário, nós traremos mais médicos para o Brasil”, anunciou Dilma durante cerimônia de inauguração do Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, em São Bernardo do Campo (SP). A chefe do Executivo participou da cerimônia ao lado do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. Também participaram da solenidade o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, Josué Alencar. Em seu discurso, Dilma aproveitou para fazer um balanço parcial do programa Mais Médicos. Segundo ela, já há cerca de 6,5 mil profissionais atuando no país por meio da iniciativa. 

Comente agora
13
Dez
HRSAJ recebe Selo de Acreditação e ambulâncias do Samu serão entregues
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:30h
O Hospital Regional de Santo de Antônio de Jesus recebeu o Selo de Acreditação através da Organização Nacional de Acreditação. A entrega do certificado acontece nesta sexta-feira, às 15h, no auditório  do HRSAJ. O evento contará com a presença do Secretario da Saúde do Estado, Jorge SollaNa oportunidade também serão entregues seis ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) para municípios do Recôncavo Baiano.
Ainda na sexta-feira, às 18h, será inaugurada a base do Samu de Muritiba e, às 19h, em Cachoeira, um evento marcará a entrada em funcionamento do novo aparelho de raio-X do hospital da Santa Casa de Cachoeira.
  • Evento: Certificação HRSAJ 
  • Local: Auditório HRSAJ 
  • Horário: 15:00h

Andréa Sued

Comente agora
13
Dez
A partir do ano que vem, mulheres grávidas poderão ser vacinadas contra coqueluche
Postado por: Rafaelle Lemos / 09:42h

O Instituto Butantan vai produzir uma versão acelular da vacina contra a coqueluche para que mulheres grávidas possam ser imunizadas contra a doença a partir do ano que vem. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de sete milhões de mulheres deverão ser beneficiadas com a vacinação. Atualmente, a vacina contra a coqueluche é disponibilizada somente para crianças, por meio do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. A cobertura contra a doença começa com a vacina pentavalente, administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. Além da prevalente, a criança recebe dois reforços com a vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. O primeiro reforço deve ser administrado aos 15 meses e o segundo, aos quatro anos. (Agência Brasil)

Comente agora
12
Dez
'Não podemos prever como doença vai evoluir', diz médico de Rossi
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:57h

O tipo de câncer de pulmão que acomete o cantor pernambucanoReginaldo Rossi, 69 anos, é um dos que mais se multiplica, porém, também é o que tem melhor resposta aos medicamentos. Essa informação foi repassada pelo pneumologista Murilo Guimarães, um dos médicos que acompanha o artista em seu internamento, durante entrevista coletiva no Hospital Memorial São José, noRecife, na tarde desta quinta-feira (11). "O tipo de câncer que ele tem normalmente evolui de forma expansiva, com uma maior possibilidade de metástases. Mas também é o que melhor responde à quimioterapia. No entanto, não podemos prever como a doença vai evoluir. Em UTI não se planeja um dia, planejamos uma hora", explicou o especialista. Ao todo, seis médicos estão na equipe que cuida de Reginaldo Rossi.

Comente agora
12
Dez
Planos de saúde não podem restringir o tipo de tratamento, determina STJ
Postado por: Letícia Oliveira / 17:56h

Planos de saúde podem estabelecer quais doenças serão cobertas, mas não o tipo de tratamento que será utilizado. Esse foi o entendimento aplicado pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em recurso especial interposto contra seguradora de saúde que não autorizou procedimento com técnica robótica em paciente com câncer. O caso aconteceu em São Paulo e envolveu uma cirurgia, realizada em 2009. O procedimento chegou a ser autorizado pela seguradora, mas, depois de realizado, a cobertura foi negada porque a cirurgia foi executada com o auxílio de robô. O procedimento, segundo o médico responsável, era indispensável para evitar a metástase da neoplasia. No entanto, a ministra do STJ e relatora Isabel Gallott destacou que a jurisprudência do tribunal é firme no sentido de que o paciente não pode ser impedido de receber tratamento com o método mais moderno em razão de cláusula limitativa.

Comente agora
12
Dez
SUS terá medicamento para transplantados produzido no país
Postado por: Letícia Oliveira / 17:13h
O Brasil contará com medicamento utilizado por pacientes transplantados de rim e fígado produzido integralmente com tecnologia nacional. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta quinta-feira (11), em Embu das Artes (SP), da cerimônia de entrega do primeiro lote do imunossupressor Tacrolimo, usado para evitar a rejeição a órgãos e garantir o sucesso do transplante. No mesmo evento, o ministro também participou de atividade que marca o início das obras de nova fábrica do laboratório Libbs, destinada à produção de medicamentos biológicos. O medicamento Tacrolimo é fabricado pela Libbs Farmacêutica. Em 2009, a empresa firmou parceria para o desenvolvimento produtivo com o Ministério da Saúde, com a transferência de tecnologia para o laboratório Farmanguinhos/Fiocruz. O instituto acompanhou todo o processo de produção do medicamento para internalizar as técnicas e o conhecimento tecnológico da empresa privada. 
Comente agora
12
Dez
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus recebeu Selo de Acreditação através da Organização Nacional de Acreditação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:07h

Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus em virtude na prestação de serviços de qualidade, humanização, entre outros após auditoria recebeu Selo de Acreditação através da Organização Nacional de Acreditação. O Selo representa além de segurança para pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde, fornecedores e demais públicos que chegam ao HRSAJ, qualidade na assistência dos serviços prestados.  O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus que foi certificado em Acreditação Hospitalar Nível II emitido pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, como também ISO 9001/2008 (padrão reconhecido internacionalmente) está entre os TRÊS (3) hospitais do Norte Nordeste a ter este tipo de Certificação com leitos 100% dedicados ao Sistema Único de Saúde / SUS. A conquista do Nível 2, ou Acreditação Plena, identifica a atuação focada no cliente/paciente e reforça a melhoria contínua na assistência e procedimentos realizados dentro da instituição. Ela representa os constantes investimentos que o Hospital vem realizando ao longo destes anos.

Comente agora
12
Dez
Incidência de câncer de mama aumenta 20% desde 2008, segundo OMS
Postado por: Letícia Oliveira / 13:48h

A incidência do câncer de mama aumentou 20% entre 2008 e 2012, com 1,67 milhão de novos casos diagnosticados no ano passado, o que o transforma no segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais frequente entre mulheres, tanto em países desenvolvido como em desenvolvimento. A mortalidade por este tipo de câncer aumentou nesses quatro anos 14%, com um total de 522 mil mortes em 2012, embora ainda seja a quinta causa de morte pela doença, segundo dados divulgados nesta quinta-feira em Genebra pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, entre as mulheres o de mama é o tipo de câncer que registra mais mortes no mundo, sendo 324 mil mortes em 2012 nos países em desenvolvimento, e o segundo que mais mortes provocou nos países desenvolvidos (198 mil), só atrás do câncer de pulmão. "À medida que avançam, os países em desenvolvimento experimentam mudanças no estilo de vida que aumentam a incidência da doença, enquanto os avanços médicos não chegam a tempo às mulheres dessas regiões", explicou David Forman, presidente do serviço de informação da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC, em Inglês), vinculada a OMS.

Comente agora
12
Dez
Planos de saúde terão que cobrir testes genéticos
Postado por: Anacley Souza / 10:58h

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou nesta quinta-feira (12) uma nota técnica com normas para assegurar a cobertura de exames genéticos pelos planos de saúde. Um dos exames contemplados é a análise dos genes BRCA 1 e BRCA 2, que aumentam o risco de câncer de mama. A alteração nesses genes foi o que motivou a atriz Angelina Jolie a fazer uma dupla mastectomia preventiva (retirada das mamas) no início deste ano. As diretrizes passam a valer no dia 2, com o novo rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. Ao todo, serão publicadas 22 diretrizes para 29 doenças genéticas, entre elas enfermidades neurológicas, do sangue e alguns tipos de câncer hereditários, como o de ovário, de intestino e de tireoide. Jovem bailarina sobrevive a câncer de mama, mas ainda sofre efeitos da quimio. De acordo com a gerente de atenção à saúde da ANS, Karla Coelho, essas regras não foram anunciadas em outubro junto com o novo rol pois as discussões não estavam concluídas.  A ANS já prevê a obrigatoriedade da cobertura de análise molecular de DNA desde 2008, mas, por falta de diretrizes e até por desconhecimento dos beneficiários, elas raramente eram cumpridas. “A análise molecular de DNA estava prevista de uma forma muito aberta, o que deixava muitas brechas e dúvidas.

Comente agora
12
Dez
Quase 1 em cada 4 mulheres estão obesas ao engravidar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:42h

Um novo estudo traz um alerta para as mulheres que pretendem engravidar com saúde e sem perder o foco na balança. Pesquisadores descobriram que aproximadamente uma em cada quatro mulheres americanas estão obesas ao engravidar. Com informações do site do jornal Huffington Post. O estudo, do Centers for Disease Control and Preventinon, levou em conta registros de 36 estados dos Estados Unidos e de Washington D.C, do ano de 2011, que listava quanto as mães pesavam antes de engravidar. Em média, 23,4% das mães nestes estados estavam obesas. Isto significa que elas apresentavam um índice de massa corporal igual ou superior a 30 ao ficarem grávidas. A maior concentração de mães obesas esteve entre mulheres com mais de 20 anos, negras e hispânicas. Dado o alto índice de obesidade nos Estados Unidos (aproximadamente 36% dos adultos norte-americanos são obesos), não é uma surpresa o fato de quase 25% das mães se enquadrarem nesta condição. Apesar de o estudo não incluir informações de todos os Estados Unidos, o que significa que não representa a população como um todo, os dados valem como alerta.

Comente agora
12
Dez
Brasil produzirá mais 19 itens considerados estratégicos pelo SUS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:03h

O país vai produzir mais 19 itens considerados estratégicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 15 equipamentos e quatro medicamentos, usados principalmente em tratamentos cardíacos e renais. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez o anúncio nesta quarta-feira (11), ao participar do 6º. Encontro do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), afirmando ainda que a redução dos gastos com importação pode chegar a 25%, a depender do produto. A expectativa é de que, em cinco anos, a produção dos itens, que também atendem às áreas oftalmológica, oncológica, de transplante e diagnóstico e monitoração, economize R$ 5,5 bilhões aos cofres públicos. As 15 novas parcerias para desenvolvimento produtivo (PDPs) envolvem sete laboratórios públicos e oito privados e ajudam a consolidar a "segurança sanitária" no país, ao garantir o acesso de pacientes que precisam de tais medicamentos.

Comente agora
11
Dez
Ministério assina 15 parcerias e vacina contra HPV será produzida no Brasil
Postado por: Rafaelle Lemos / 17:45h

O Ministério da Saúde firmou nesta quarta-feira (11), em Brasília, 15 novas parcerias entre instituições públicas e privadas para produção de 15 equipamentos e 4 medicamentos, dentre eles a vacina contra HPV e dois equipamentos para hemodiálise. A expectativa é que, em cinco anos, a produção nacional dos 19 itens gere economia de R$ 5,5 bilhões aos cofres públicos. Os produtos começarão a ser distribuídos no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2014. Passarão a ser produzidos nacionalmente pelo laboratório público IVB e o privado Institut Georges Lopez (IGL) a dTpa (difteria, tétano e coqueluche) e medicamentos como biotina e o citrato de sidenafila, além da vacina de HPV.

Comente agora
11
Dez
Secretário Mozart Sales fará aula magna do curso de Medicina da UFRB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:10h

O secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ministrará a aula magna do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Sales irá proferir a palestra “O desafio de formar médicos capazes de compreender (ou lidar com) os fenômenos da Saúde-Enfermidade-Cuidado com competência técnica, política, ética e humanística”. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 13, às 15h, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus da UFRB de Santo Antônio de Jesus. A aula será aberta ao público. Entre os convidados, já estão confirmadas as presenças do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e dos sócios-diretores do Instituto Fernando Filgueiras (IFF), instituição que administra o Hospital Regional de Santo Antônio (HRSAJ), Alex Carvalho, José Antônio Andrade e Taciano Campos. Na ocasião, o HRSAJ irá receber dois certificados de qualidade na área hospital, concedidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), no nível de certificação plena, e pela Internacional Organization for Standardization (ISO).

Comente agora
11
Dez
Internado no Recife, Reginaldo Rossi é diagnosticado com câncer no pulmão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:52h

A equipe médica que acompanha o cantorReginaldo Rossi confirmou, na manhã desta quarta-feira (11), que ele está com câncer no pulmão. O diagnóstico foi divulgado pelo médico Jorge Pinho, no Hospital Memorial São José, noRecife, onde Rossi está internado desde o dia 27 de novembro. A doença foi confirmada após uma biópsia feita no nódulo retirado da axila direita do cantor no último dia 4. Os médicos agora trabalham para identificar em que estágio encontra-se o câncer. “Houve um pouco de piora do quadro respiratório, por isso nós vamos iniciar com brevidade a quimioterapia e vamos fazer o estadiamento da doença para ver quais drogas serão empregadas e como vai ser o ciclo de quimioterapia”, explicou Jorge Pinho. Reginaldo Rossi deve ser submetido ao primeiro ciclo de quimioterapia já na tarde desta quarta. O processo é composto de três dias de sessões, com intervalo de 21 dias entre um ciclo e outro. De acordo com a equipe médica, não será preciso fazer uma nova intervenção cirúrgica. Na segunda (9), o cantor já havia passado por um procedimento chamado de toracocentese, que retirou dois litros de líquido acumulados entre a pleura e o pulmão. (G1)

Um comentário
11
Dez
Índice de fumantes no Brasil cai 20% em seis anos, diz estudo da Unifesp
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:33h

O consumo de tabaco caiu 20% no Brasil nos últimos seis anos, de acordo com o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) divulgado nesta quarta-feira (10) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em 2012, 15,6% da população brasileira declararou ser fumantes, enquanto o índice do primeiro levantamento, feito em 2006, era de 19,3%. A queda foi maior entre os adolescentes (45%), de 6,2% em 2006 para 3,4% e, 2012. Embora o número de fumantes tenha diminuido, a pesquisa também mostra que entre os que continuaram consumindo tabaco, o hábito se intensificou. A média de consumo diário de cigarros em 2006 era de 12,9 para 14,1 em 2012. Segundo o estudo, em 2012 o país tinha 20 milhões de fumantes. A redução entre a população adulta foi de 19%. Em 2006, 20,8% dos adultos afirmaram fumar. Em 2012, foram 16,9%. Os dados mostram que mais da metade dos menores de idade no Brasil (62%) diz não encontrar nenhuma dificuldade para comprar cigarros. 55% dos menores compram em bares e 15% em lojas e shoppings. Os homens continuam fumando mais do que as mulheres. Mas o número de homens que deixou de fumar foi maior em 2012 (22%) do que a diminuição do tabagismo entre as mulheres (13%). O Lenad também detectou que o fumo diminuição em todas as classes sociais, com exceção da classe A. Entre a parcela mais rica da sociedade, o consumo de tabaco aumentou 110% e quase dobrou o índice de 2006.

Comente agora
11
Dez
Refrigerante diet pode causar ganho de peso e envelhecimento precoce
Postado por: Anacley Souza / 11:23h

Se você é fã de refrigerante diet, talvez seja melhor rever seus conceitos. Pesquisas recentes relacionaram os do tipo cola ao acúmulo de gordura na barriga, envelhecimento precoce, aumento de risco de diabetes tipo 2 e pressão alta. 
Peso
A frutose, os adoçantes artificiais e o álcool de açúcar (outro tipo de adoçante com baixas calorias) presentes nos refrigerantes diet podem interferir nas bactérias naturais do intestino, de acordo com Amanda Payne, do Instituto de Alimentação, Nutrição e Saúde da Suíça. Isso altera o metabolismo e atrapalha o modo como o corpo sinaliza que está satisfeito. Como consequência, o corpo libera a insulina, o hormônio que controla os níveis de açúcar e armazenamento de gordura. Isso pode levar ao acúmulo de gordura na região da barriga. Fora isso, os açúcares falsos na bebida são centenas de vezes mais doces que o açúcar de verdade e enganam o cérebro, que pensa que o açúcar real está a caminho. Quando as calorias não chegam, aciona um efeito cascata de sinais que interfere nos níveis de fome, saciedade e açúcar no sangue.

Comente agora
11
Dez
Sociedade Brasileira de Pediatria quer banimento moral e industrial de andadores infantis
Postado por: Anacley Souza / 09:07h

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comemora liminar da Justiça gaúcha que proibiu a venda de andadores infantis em território nacional e segue em campanha pelo banimento moral do produto, ou seja, que a sociedade se convença de que o andador é prejudicial à criança e, assim, pare de consumí-lo. “Eu chamo de brinquedo assassino. É um produto que não traz benefício nenhum”, argumenta o pediatra da SBP Rui Locatelli Wolf, que ajudou na elaboração da ação civil pública contra os fabicantes de andadores. Em 2009, Wolf fez o atendimento a uma criança que morreu vítima de traumatismo craniano, em razão de uma queda do brinquedo. “O andador atrasa o desenvolvimento psicomotor, provoca quedas, lesões, promove uma independência desnecessária à criança e pode levar à morte”, argumenta o pediatra.  Em agosto desse ano, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro, testou dez marcas de andadores disponíveis no mercado brasileiro, de fabricação nacional e importada, e todas elas foram reprovadas. Inclusive aquelas que já eram certificadas pela norma europeia vigente, usada pelo instituto nos testes, já que não há uma certificação brasileira.

Comente agora
11
Dez
Mais Médico: Governo terá 15 dias para esclarecer pagamento à OPAS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:06h

O Ministério da Saúde terá de esclarecer, em 15 dias, por que decidiu pagar antecipadamente a Organização Pan-Americana de Saúde pelos serviços prestados dentro do Programa Mais Médicos. Relatório aprovado nesta terça-feira, 10, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) avalia que a prática contraria a lei. Na votação desta terça, o TCU lista ainda uma série de outras questões sobre o programa que terão de ser esclarecidas pelo ministério, sobretudo ligadas ao contrato firmado entre OPAS e governo brasileiro para recrutamento de profissionais de Cuba. Entre as dúvidas que terão de ser explicadas está, por exemplo, a atividade que será desempenhada por 20 consultores internacionais e outros 20 especializados, contratados pela OPAS. Os salários desses profissionais estão estimados em R$ 25 mil. O TCU questiona, também, se o ministério usou o teto da remuneração do Mais Médicos como base de cálculo para o contrato com a OPAS. A lei que criou o programa prevê a concessão de uma bolsa que varia entre R$ 10 mil e R$ 30 mil, de acordo com a região de atuação dos profissionais. Mas, pelos cálculos feitos por auditores a partir do valor total do contrato, a referência usada foi única: R$ 30 mil. 

Comente agora
11
Dez
Corpo de estudante da Ufrb foi enterrado em Valença
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:30h

O corpo do estudante Henrique Amaral Roza, de 23 anos, foi sepultado no final da tarde desta terça-feira, 10, no cemitério municipal de Valença (a 262 km de Salvador), no baixo sul do Estado. Henrique cursava Cinema e Audiovisual no Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl), da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Ufrtb), em Cachoeira, e morreu afogado numa praia no Rio de Janeiro, onde estava para apresentar um curta-metragem que produziu. O  jovem desapareceu desde que mergulhou na praia de Itacoatiara, em Niterói, no último dia 15 de novembro. O corpo foi encontrado na terça passada na praia de Ponta Negra, na região dos Lagos do Rio. Segundo a irmã do jovem, Fabiana Roza, o corpo de Henrique chegou em Salvador às 10h e em Valença por volta das 16h. Um culto foi celebrado na Primeira Igreja Batista de Valença, na Praça da República, onde o corpo foi veleado, sob forte comoção de familiares e amigos do estudante. "Parece que foi mesmo afogamento", disse a irmã do jovem.

Comente agora
11
Dez
Coceira na gravidez pode levar bebê à morte.
Postado por: Anacley Souza / 07:57h

Grávida de quase nove meses, Magdalen Rees, 35 anos, desenvolveu uma coceira intensa no abdômen. Ao relatar o fato na consulta de pré-natal, ela foi tranquilizada que o problema era simplesmente devido ao esticamento da pele. Segundo o médico, um hidratante resolveria o incômodo. Mas, por causa disso, Magdalen perdeu seu primeiro bebê. As informações são do Daily Mail. Magdalen, que dirige uma empresa de TI com o marido Dudley, 39 anos, conta que “a coceira começou em uma intensidade leve e foi piorando com o tempo. Nada me fazia parar de coçar”. Três semanas depois, a bolsa estourou e Magdalen daria à luz seu primeiro filho Henry. Mas, apesar de parecer saudável, o bebê morreu.  No parto, os médicos pareciam muito sérios e por isso comecei a me preocupar. Eles tentavam encontrar o batimento cardíaco do bebê, mas sem sucesso. O primeiro filho de Magdalen não sobreviveu. Onze meses mais tarde, sua filha Sienna nasceu.  Ela nos deu um motivo para sorrir e se sentir normal de novo. Três anos depois, em 2010, Magdalen ficou grávida pela terceira vez. Mas, com oito meses de gestação ela desenvolveu a mesma coceira da primeira gravidez. Desta vez, o problema não ficou restrito à barriga, mas se espalhou pelos braços, pernas e costas. A terrível coceira inexplicada tem o nome de colestase intra-hepática da gravidez (ICP) a doença hepática específica da gravidez afeta cerca de 5.000 mulheres no Reino Unido a cada ano e é causada por altos níveis de ácidos biliares (substâncias químicas produzidas no fígado que ajudam a digestão).

Comente agora
11
Dez
HRSAJ divulga resultado final do processo seletivo para Maqueiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:07h
  • Maqueiro
  • Nome
  • Elivaldo Sampaio dos Santos
  • Tiago Araújo Santos
  • Marcos Santana Lima
  • Ricardo do Carmo Santos
  • Gilvan Prazeres de Oliveira
  • Gilvandro de Jesus Costa
  • Edmilson de Souza Moreira
Comente agora
10
Dez
Mau humor pode ser sinal de doença. Saiba identificar
Postado por: Rafaelle Lemos / 21:55h

O mau humor não é apenas um problema que atrapalha a convivência social. Quando é muito frequente pode se tratar de uma doença que precisa de tratamento. Chamado distimia, o distúrbio psicológico atinge 3% da população mundial, o que significa cerca de 180 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).De acordo com Myriam Durante, psicoterapeuta holística e presidente do IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente), por desconhecimento, o mau humor acaba sendo subestimado e não enfrentado como uma doença. Por acreditar que se trata de um traço de personalidade, quem padece desse distúrbio acaba se acostumando a ser mal humorado e passa a achar normal viver irritado ou aborrecido.

Um comentário
10
Dez
HRSAJ divulga lista de classificados na 1ª etapa do processo seletivo para Higienização
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:52h

Local: Recepção Administrativa do HRSAJ 

Horário: 14:30 data: 03/12/2013

Senhores candidatos, favor trazer documento de identificação com foto, lápis, bocharra e caneta para a realização da prova 

Nomes: 

Carlito Neri Gonçalves

Carlos Alberto dos Santos

Daniel Lopes dos Santos

Diego Cerqueira Coutinho 

Eliene dos Santos Silva

Eliezer Almeida Freitas

Elivan Oliveira dos Santos

Erenilson Santos da Conceição

Comente agora
10
Dez
'Farmácia Santana de Cristina' entrega em domicílio para Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:03h

Farmácia Santana de Cristina: mistura empreendedorismo com responsabilidade social. Uma trajetória de respeito aos clientes, colaboradores e parceiros.

Com aferição de pressão e aplicação de injeção grátis. Farmacêutica de plantão em horário comercial: Elli Daiane Rodrigues / CRF: 7435

Farmácia Santana de Cristina: Encantar pessoas, através de atitudes inovadoras e cidadãs. Rua 7 de Setembro, nº100.

Entrega em domicílio; ligue (75) 3631-4777 para Santo Antônio de Jesus.

Comente agora
10
Dez
Estudante que morreu após mergulho em praia do RJ será enterrado na BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:11h

O corpo do estudante baiano Henrique Amaral Roza, 22 anos, encontrado na praia de Ponta Negra, Região dos Lagos (RJ), na última terça-feira (3), será sepultado na tarde desta terça-feira, 10, no município de Valença, localizado na região do Baixo Sul da Bahia, a 262 km de Salvador. Roza desapareceu no último dia 15 de novembro, após dar mergulho na Praia de Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. De acordo com a irmã do jovem, Flávia Roza, o corpo do estudante chegou ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, por volta das 10h50, e deve aportar no município natal do jovem por volta das 15h. O transporte do caixão será realizado via estrada, através do sistema ferryboat. Devido à cerimônia de sepultamento, a direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), onde o jovem era graduando do curso de Cinema e Audiovisual, suspendeu as aulas no Quarteirão Leite Alves. (G1)

Comente agora
10
Dez
Empresa do Japão fabrica a camisinha mais fina do mundo
Postado por: Anacley Souza / 12:16h

Uma empresa japonesa inovou ao criar a camisinha mais fina do mundo, com 0,01 milímetro de espessura. De acordo com a Sagami, o produto foi bastante testado e teve resultado perfeito no quesito durabilidade. Muitos consumidores relataram que o preservativo permite um ganho na sensibilidade e não tem cheiro de látex. Por enquanto, as camisinhas só são vendidas no Japão e medem o equivale a 1/6 de um fio médio de cabelo humano. Uma caixa com cinco unidades custa cerca de R$ 27. (IBahia)

Comente agora
10
Dez
Conheça o parto que oferece 'transição suave' para bebês
Postado por: Anacley Souza / 11:55h

Um crescente número de mulheres vem adotando uma forma diferente de dar à luz, em que o contato do bebê com a placenta é preservado por alguns dias após o nascimento: o "parto de lótus".  Muitas das mães que optaram pela nova alternativa acreditam que a manutenção da ligação à placenta traz benefícios espirituais aos bebês. Na prática, a placenta, expelida pela mãe após o nascimento, permanece ligada ao recém-nascido através do cordão até que este se solte sozinho, naturalmente. Para críticos, entretanto, manter a placenta por dias pode causar sérias infecções no bebê. A britânica Holly Lyne tem 31 anos e é escritora. Há dois anos, grávida de seu segundo filho, ela optou pelo parto de lótus. "O meu primeiro parto foi muito traumático. E, durante a segunda gravidez, eu estava determinada a ter uma experiência diferente", disse Lyne à BBC Brasil. "Fiz várias pequisas durante a gravidez e o parto de lótus me pareceu uma transição suave para o bebê, do útero para o mundo exterior." Diferente da maioria das mulheres que optam pela alternativa, Lyne não teve um parto normal ou natural (sem anestesia). Depois de horas em trabalho de parto em casa, acompanhada da parteira Debbie Rodhes, Lyne precisou ser levada ao hospital e submetida a uma cesariana de emergência. Ela lembra que, quando chegou ao hospital e apresentou seu "birth plan" (plano de nascimento, em tradução livre) protocolo comum na Grã-Bretanha, em que mãe explica exatamente como deseja o parto , houve uma certa resistência por parte dos médicos em relação à escolha pelo parto de lótus.

Comente agora
10
Dez
SAJ: Secretaria Municipal de Saúde realizou campanha na luta contra a Aids
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:10h

Para marcar o  Dia Mundial  da luta contra a Aids(comemorado em 1º de dezembro), a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antonio de Jesus, realizou uma Feira de Saúde, na manhã desta terça-feira,(9), na Policlínica(LBA), que contou com a participação da UFRB, onde os alunos de  enfermagem, Peti Saúde  e Vigilância à Saúde, prestaram orientações, jogos e distribuíram brindes  com alusão ao Programa DST/Aids. Segundo  a técnica Oade Souza, qualquer pessoa que queira realizar o teste do HIV e de hepatites virais, podem dirigir-se  ao CTA/SAE que funciona  na Policlínica. O teste é rápido, gratuito e sigiloso. A Secretária de Saúde, Laurijane Mercês, informou  que foram realizados 63  testes de HIV  durante a Feira de Saúde e detectados  mais de 300 portadores de  Aids em Santo Antonio de Jesus e região. (ASCOM/PMSAJ)

Um comentário
10
Dez
Games 'ativos' ajudam a controlar diabetes, diz estudo
Postado por: Rafaelle Lemos / 10:28h

Um teste clínico indicou que jogar jogos de computador que requerem movimento pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar melhor o nível de açúcar no sangue. Pesquisadores alemães recrutaram 220 pacientes diabéticos para o estudo e pediu que metade deles usassem o jogo de Nintendo Wii Fit Plus. Os jogadores não só perderam peso como também conseguiram diminuir os níveis de glicose. Quando o outro grupo passou a jogar o Wii Fit eles apresentaram benefícios bastante similares, segundo a publicação científica BMC Endocrine Disorder. Especialistas disseram que qualquer forma de exercício pode ser benéfica, mas reforçaram que algumas atividades oferecem maiores benefícios que outras.

Comente agora
10
Dez
4ª Dires: secretário de saúde, Jorge Solla, entrega ambulâncias nesta sexta (13), em aula inaugural do curso de medicina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:19h

Serão entregues nesta sexta-feira (13), a partir das 15h, pelo Secretário de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Jorge Solla, mais 06 ambulâncias para compor as Unidades da Rede SAMU, beneficiando 30 municípios que fazem parte das DIRES de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas e Amargosa. A entrega acontece na aula inaugural do Curso de Medicina, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As ambulâncias encontram-se na sede da 4ª DIRES, onde três são Unidades de Suporte Básico (USB), e as outras três são Unidades de Suporte Avançado (USA). Estarão presentes na ocasião, o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Luis Favero, o Diretor da 4ª DIRES, Everaldo Ferreira Júnior; Coordenadores e servidores da 4ª DIRES, o Deputado Estadual, Alan Sanches, autoridades, professores, estudantes e público em geral.( 4ª DIRES / Avana Cavalcante)

Um comentário
10
Dez
Proteste identifica dois lotes de protetor solar com validade adulterada
Postado por: Anacley Souza / 09:45h

A Proteste - Associação de Consumidores notificou a distribuidora do protetor solar Plus Gel Spray Australian Gold fator 30, Frajo Internacional de Cosméticos, depois de identificar adulteração na data de validade em produtos de dois lotes vendidos no mercado brasileiro. Alguns dos protetores, importados dos EUA, estavam com o prazo expirado desde junho deste ano e outros venceriam em março de 2014. Nos dois casos foram colados adesivos sobre a informação original impressa na embalagem, com novos prazos, estendidos até abril de 2016. A fraude foi detectada nos lotes 00601 e 01288, após um teste realizado pela entidade com dez marcas de protetores. As amostras foram compradas na capital paulista. Somente esta marca apresentou o problema. São produtos que, se usados após o prazo vencer, perdem a eficácia na proteção contra a radiação solar, expondo o usuário, que acreditava estar protegido, a danos como queimaduras, manchas e envelhecimento prematuro da pele, ressalta a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci.

Comente agora
09
Dez
Terapias genéticas conseguem avanço contra cânceres do sangue
Postado por: Letícia Oliveira / 16:32h

Em um dos maiores avanços contra a leucemia e outros tipos de câncer de sangue em muitos anos, médicos estão relatando um sucesso sem precedentes no uso de terapia genética para transformar células do sangue dos pacientes em soldados que procuram e destroem o câncer. Alguns pacientes com um tipo de leucemia receberam por uma vez a terapia experimental vários anos atrás e alguns permanecem livre do câncer hoje. Agora, pelo menos seis grupos de pesquisa já trataram mais de 120 pacientes com vários tipos de cânceres do sangue e da medula óssea, com resultados impressionantes. "É muito emocionante ", disse Janis Abkowitz , chefe doenças do sangue da Universidade de Washington em Seattle e presidente da Sociedade Americana de Hematologia . "Você pode pegar uma célula que pertence a um paciente e modificá-la para ser uma célula de ataque." Em um estudo, todos os cinco adultos e 19 entre 22 crianças com leucemia linfocítica aguda, ou ALL, tiveram uma remissão completa. Ou seja, nenhum caso de câncer poderia ser encontrado após o tratamento, embora alguns tenham tido uma recaída desde então. Esses pacientes estavam gravemente doentes e já não tinham mais opções . Alguns haviam tentado vários transplantes de medula óssea e até dez tipos de quimioterapia ou outros tratamentos.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com