As comentadas


Boa tarde , Segunda-feira, 02/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Polícia

05
Fev
Polícia Federal cumpre nova fase da Operação Lava Jato na Bahia e mais 3 estados
Postado por: Letícia Oliveira / 07:17h

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (4), a nova fase da Operação Lava Jato. A ação começou durante a madrugada em quatro estados brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Ao todo, devem ser cumpridos 62 mandados: um de prisão preventiva, três temporárias, 18 de conduções coercitivas, quando a pessoa é levada para a delegacia para prestar depoimento, e 40 de busca e apreensão. A última fase foi realizada no dia 14 de janeiro com o cumprimento do mandado de prisão do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Segundo a PF, esta fase da ação é fruto da análise de documentos e contratos apreendidos anteriormente pela PF. Também contribuíram para esta nova etapa as informações oriundas da colaboração de um dos investigados, além da denúncia apresentada por uma ex-funcionária de uma das empresas investigadas. Os investigados, ainda segundo a PF,  poderão responder pelos crimes de fraude e licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A Lava Jato foi deflagrada em 17 de março de 2014 pela PF e identificou um grupo brasileiro especializado no mercado clandestino de câmbio. A Petrobras está no centro das investigações da operação, que apontou dirigentes da estatal envolvidos no pagamento de propina a políticos e executivos de empresas que firmaram contratos com a petroleira.

Comente agora
04
Fev
Estudante de odontologia é flagrado atuando como dentista em Itororó
Postado por: Anacley Souza / 21:29h

O estudante de odontologia Diesse Moreno Souza foi detido na tarde desta quarta-feira (4), acusado de exercer ilegalmente a profissão de dentista. O flagrante foi feito durante fiscalização do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), em um consultório localizado na cidade de Itororó, cerca de 450 quilômetros de Salvador. Diesse foi conduzido para a delegacia para adoção das medidas cabíveis, após ser constatado que ele não possuía formação para exercer a atividade. Ao chegar ao local da denúncia, a equipe de fiscalização do Conselho encontrou o estudante no exato momento em que ele iniciaria uma extração dentária em um paciente. De acordo com o coordenador de fiscalização, Ramsés Ventura, o crime se caracteriza como exercício ilegal da profissão e a pena prevista no código penal é de seis meses a dois anos de detenção. Apesar da prática ilícita, o delito é considerado de menor potencial ofensivo.

Comente agora
04
Fev
Capital: Preso traficante foragido que matou usuário de drogas
Postado por: Anacley Souza / 19:42h

Leudemar Paixão Filho, o "Leuzinho", 22 anos, foi preso na terça-feira, 3, por policiais militares do Esquadrão Águia, na estação de metrô de Matatu de Brotas. Leudemar tinha um mandado de prisão em aberto pelo homicídio de Pedro Leonardo Santos Oliveira, de 19 anos, em março de 2014 na localidade do Boiadeiro, em Plataforma. De acordo com o delegado Jamal Youssef, titular em exercício da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o homicídio de Pedro foi motivado por dívida de drogas. A polícia também investiga a participação de "Leuzinho", líder do tráfico na localidade do Cabrito de Baixo, no Lobato, em outros homicídios na região do Subúrbio Ferroviário. Foragido da 22ª Delegacia Territorial (DTSimões Filho), desde junho de 2014, onde estava preso por roubo e porte ilegal de arma, Leudemar era procurado do DHPP e sua foto estava no aplicativo do Sistema de Informação para Proteção à Pessoa (SIPP), da Polícia Civil. Com passagem por tráfico de drogas, Leudemar foi encaminhado à Cadeia Pública, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. O mandado de prisão foi expedido pelo 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri. (Jornal A Tarde)

Comente agora
04
Fev
PT quer presidência ou relatoria de nova CPI da Petrobras
Postado por: Anacley Souza / 18:15h

O PT vai reivindicar a presidência ou a relatoria da nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de fraudes nas licitações de contratos da Petrobras, disse nesta quarta-feira (4) o líder do partido na Câmara, deputado Sibá Machado (AC). Ontem (3), a oposição conseguiu o número suficiente de assinaturas para a criação da CPI. Nesta quarta-feira, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara confirmou 182 assinaturas das 171 necessárias. Sibá ressaltou que a escolha é uma prerrogativa do partido que tem maior bancada na Casa, no caso o PT, que conta com 69 deputados. “Não vale, nesses casos, a formação de blocos. O que vale aqui são os tamanhos das bancadas”. A maior vai reivindicar a relatoria ou a presidência. Nesse caso, é direito nosso e nós vamos reivindicar”, destacou o líder ao sair de reunião da bancada do PT. O próximo passo para a instalação da CPI é a leitura do requerimento no plenário pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em seguida, os líderes partidários terão o prazo de até cinco sessões ordinárias para apresentar os nomes dos integrantes da comissão, como prevê o Regimento da Câmara. Se algum partido deixar de indicar os seus integrantes para a comissão, caberá a Eduardo Cunha fazê-la. Sem definir uma data, Cunha já avisou que fará o que prevê o regimento e determinará a instalação da CPI. Sibá também criticou a aprovação da admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13, que trata da reforma política e eleitoral, promovida por Cunha. Com a aprovação da admissibilidade, foi criada uma comissão especial para analisar a proposta de reforma política. Segundo o petista, o presidente da Câmara está indo rápido demais no debate. “Temos um presidente na Casa que botou uma peça de chumbo na sola do sapato, querendo acelerar o máximo dentro daquilo que ele entende ser o melhor”, disse. (Portal Terra)

Comente agora
04
Fev
L. Eduardo Magalhães: Quatro detentos fogem por abertura de ventilação em cela
Postado por: Samile Macêdo / 17:28h

Quatro dos 60 detentos da delegacia da cidade de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, fugiram durante a madrugada desta quarta-feira (4). De acordo com informações da delegacia da cidade, os fugitivos serraram a grade de uma abertura para ventilação da cela. Os agentes só se deram conta do sumiço dos detentos pela manhã, quando foram servir o café. Entre os presos que conseguiram escapar está Paulo Jackson Bessa da Costa, conhecido como “Frangão”, preso no ano passado suspeito de matar um empresário dentro da casa da vítima durante um assalto, no bairro no Jardim Paraíso. A vítima, segundo a polícia, teria reagido antes de ser assassinado a tiros. Outro suspeito de envolvimento no crime, Sales Barros Martini, que estava na delegacia, também conseguiu fugir. Os dois respondem por latrocínio - roubo seguido de morte. Os outros dois fugitivos, Gildeon Araújo Nascimento e Leandro Alves Rodrigues, foram presos por por homicídio e tráfico de drogas, respectivamente. Após a fuga, a abertura por onde os detentos escaparam foi fechada. A polícia informou que realiza rondas na região para tentar recapturar os detentos. Até às 16h desta quarta, nenhum havia sido localizado. (G1)

Comente agora
04
Fev
Novo delegado-geral da Polícia Civil assume cargo nesta sexta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:55h

O cargo de delegado-geral da Polícia Civil será oficialmente ocupado por um novo delegado. Bernardino Brito Filho assume oficialmente nesta sexta-feira (6), às 14h, no auditória da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB). Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial, nesta quarta-feira (4). Na última terça-feira (3), o governador Rui Costa anunciou seu nome para o cargo durante a leitura da mensagem do Executivo à Assembleia Legislativa da Bahia. Bernardino, que é formado em direito e pós-graduado em direito público , foi delegado-geral adjunto durante toda a gestão do delegado Hélio Jorge, seu antecessor, que assumiu o cargo em fevereiro de 2011. (Metro1)

Comente agora
04
Fev
Cruz das Almas: Ex-servidora da Receita é condenada por improbidade administrativa; fraudes também eram cometidas na agência de S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:45h

A ex-servidora pública da Receita Federal de Cruz das Almas, Lúcia Maria de Souza Barbosa, no recôncavo baiano, foi condenada pela Justiça Federal por improbidade administrativa. A juíza federal Renata Mesquita Ribeiro, da 14ª Vara, julgou parcialmente procedente a ação da União Federal e do Ministério Público Federal (MPF) contra a servidora, que foi condenada a pagar multa de dez vezes o valor da sua ultima remuneração, devidamente atualizada, valor a ser revertido para fundos públicos. A ex-funcionária pública ainda foi condenada a pagar todas as custas processuais e honorários advocatícios, em 10% sobre o valor da condenação. O MPF acusou a ex-servidora de falsidade ideológica por expedir 119 certidões negativas de débito irregulares entre 2003 e 2004. Além disso, Lúcia Maria também é acusada de inserir dados falsos no sistema da instituição para beneficiar empresas específicas, nos anos de 2004, 2006 e 2007. Na época, o procurador Pablo Coutinho Barreto, afirmou que a senha que permite a emissão das certidões tem que ser renovada a cada 30 dias. No entanto, o sistema não aceita o uso dos três últimos códigos cadastrados, o que indica que somente a própria servidora conseguisse expedir os documentos. Outro fator foi o fato de que, durante as férias da servidora, nenhuma emissão irregular com a sua senha foi verificada. Diversas empresas para as quais Lúcia Maria expediu certidões fraudadas utilizaram os documentos para participar de licitações públicas em todo país, de acordo com relatório emitido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ela foi demitida do serviço público em 2007. Para Justiça, ficou comprovado que ela era autora dos delitos, no cargo de agente administrativo da Secretaria da Receita Federal. As fraudes também eram cometidas na agência da Receita Federal em Santo Antônio de Jesus. (Informaçãoes Bahia Notícias)

Comente agora
04
Fev
Conceição da Feira: Homem é preso depois de abuso sexual contra menino de três anos
Postado por: Samile Macêdo / 14:58h

Um homem foi preso em flagrante em Conceição da Feira, na região de Feira de Santana, depois de cometer abuso sexual contra um menino de três anos. O fato ocorreu no domingo (1°), no povoado do Pinheiro. Segundo a delegacia local, contatada pelo Bahia Notícias, antes de cometer o crime, o acusado ingeria bebida alcoólica na casa da avó da criança. No momento em que a mulher teria saído de um recinto da casa, Carlos de Souza Gonzaga, de 47 anos, teria se aproveitado da ocasião para abusar do menor. Conforme a Polícia, o acusado admitiu o crime e afirmou que estava arrependido do ato. Ele também declarou que o consumo de álcool teria influenciado no crime. Até o momento, Carlos Gonzaga está detido na unidade prisional de Conceição da Feira à disposição da Justiça. O acusado pode ser encaminhado para o presídio regional de Feira de Santana. Caso seja condenado, Gonzaga pode pegar de oito a quinze anos de prisão. A criança foi levada para o Conselho Tutelar e deve passar por tratamento psicológico. (BN)

Comente agora
04
Fev
Identificado suspeito de matar idosa após tentativa de roubo em Salvador
Postado por: Samile Macêdo / 13:22h

Foi identificado pela polícia o suspeito de efetuar o disparo que matou a empresária Maria Conceição Neves Soares, de 69 anos, durante tentativa de assalto no domingo (1º), no bairro de Amaralina, em Salvador. Segundo a delegada Maria Selma Lima, titular da 28ª Delegacia Territorial, o crime foi presenciado pelo marido da vítima, que a aguardava para retornar para casa. O suspeito de efetuar o disparo é morador do bairro do Nordeste de Amaralina, tem 28 anos e possui passagens na polícia por tráfico de drogas. Outros dois suspeitos de participar do crime ainda não foram identificados. A polícia também divulgou as imagens de câmeras de vigilância que registraram um dos momentos em que a vítima é abordada. O vídeo mostra um dos suspeitos tentando abrir a porta do carro da idosa, mas ela não abre a porta e arranca com o veículo. “No primeiro momento, o cara chega e ela não abre o vidro. Na hora que ela viu o movimento dele na porta, ela arrasta o carro. Ele foi lá e deu um tiro para intimidar. O tiro perfurou o carro e não acertou. O vídeo só registra esse momento", diz a delegada. "Depois ela foi, deu a volta no quarteirão e chegou no local onde o marido dela esperava.

Comente agora
04
Fev
Jovem de 25 anos é morto após briga de trânsito em Teixeira de Freitas
Postado por: Letícia Oliveira / 11:58h
Um auxiliar de serviços gerais de 25 anos foi morto a tiros após discussão de trânsito quando se dirigia ao trabalho na manhã desta quarta-feira (4), na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia. Ele estava de carona quando o carro foi ultrapassado por uma moto de cor vermelha, por volta das 7h30, o que teria iniciado uma discussão. Andro da Silva Guimarães, que trabalhava na Unimed, foi baleado e morreu no local. De acordo com informações da delegacia, os suspeitos chegaram a deixar o local da discussão na motocicleta e, em seguida, voltou já disparando tiros. O carro ficou com marca de sangue e balas. Diante das características dos autores, especialmente pela arma usada, do tipo pistola, calibre .40, a polícia apura se são os mesmos de outros dois homicídios na cidade. O crime ocorreu no bairro Vila Vargas, numa rua movimentada perto do Mercado de Caravelas. (G1)
Comente agora
04
Fev
Filha presencia morte de pai após tiro acidental de arma em fazenda em Ibirapitanga
Postado por: Letícia Oliveira / 11:33h

Uma adolescente de 15 anos presenciou a morte do pai após ter sido baleado na boca de modo acidental pela espingarda que usava para mexer em uma jaca no pé de árvore. O caso ocorreu em uma fazenda no município de Ibirapitanga, na região sul da Bahia. As informações foram confirmadas pela delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada, nesta quarta-feira (4). De acordo com a polícia, moradores chegaram a fazer uma manifestação com o corpo da vítima no meio da rodovia da BR-330 acusando demora do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O fato ocorreu por volta das 14h da tarde de segunda-feira (2) e o corpo só foi retirado do local por volta das 15h de terça-feira. A vítima tinha 46 anos e era caçador, segundo informações da família em depoimento à polícia. No momento do acidente, o homem tinha virado o cabo da arma para cima e, enquanto mexia na fruta, ocorreu o tiro acidental da espingarda, que estava virada em direção à boca da vítima. O caçador morreu no local. Ainda de acordo com a polícia, o corpo foi levado para o DPT de Ilhéus. As informações sobre o enterro ainda são desconhecidas. (G1)

Comente agora
04
Fev
Conceição da Feira: Homem é preso acusado de abuso sexual contra menino de três anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:03h

Um homem foi preso em flagrante em Conceição da Feira, na região de Feira de Santana, depois de cometer abuso sexual contra um menino de três anos. O fato ocorreu no domingo (1°), no povoado do Pinheiro. Segundo a delegacia local, contatada pelo Bahia Notícias, antes de cometer o crime, o acusado ingeria bebida alcoólica na casa da avó da criança. No momento em que a mulher teria saído de um recinto da casa, Carlos de Souza Gonzaga, de 47 anos, se aproveitou da ocasião para abusar do menor. Interrogado pela Polícia, o acusado admitiu o crime e afirmou que estava arrependido do ato. Ele também declarou que o consumo de álcool teria influenciado no crime. Até o momento, Carlos Gonzaga está detido na unidade prisional de Conceição da Feira à disposição da Justiça para homologar a prisão. O acusado pode ser encaminhado para o presídio regional de Feira de Santana. Caso seja condenado, Gonzaga pode pegar de oito a quinze anos de prisão. A criança foi levada para o Conselho Tutelar e deve passar por tratamento psicológico. (BN)

Comente agora
04
Fev
"O que mata é o crime desorganizado", afirma secretário de Segurança da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:01h

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, em entrevista à Rádio Metrópole nesta quarta-feira (4), comentou sobre o mais importante projeto da presidente Dilma na área: ações integradas. "Tivemos, depois da Copa, outras ações integradas. Mas é tão complexo essa questão, pois não pode se limitar a isso. Copa do Mundo tem um objetivo específico, há organização. O que mata é o crime desorganizado das grandes cidades. Isso tira o sono de qualquer secretário. No crime desorganizado, ele vende o carro pra vender, comprar droga", contou. (Metrópole)

Comente agora
04
Fev
Suspeitos de roubo à casa de César Borges são transferidos de delegacia
Postado por: Letícia Oliveira / 09:43h

Quatro suspeitos do assalto à casa de praia do ex-ministro César Borges, na Ilha de Itaparica, região metropolitana, foram transferidos para Salvador, onde aguardam vagas em presídio, informa, na manhã desta quarta-feira (4), o delegado Lúcio Ubiracê, responsável pelo caso. Todos eles foram indiciados por formação de quadrilha e roubo. Um adolescente foi apreendido e mais dois suspeitos continuam sendo procurados. O crime aconteceu no dia 25 de dezembro de 2014, durante festa de aniversário da filha de Borges. Segundo a polícia, cinco são responsáveis por invadir a casa do político, que é ex-ministro da dos Transportes e da Secretaria dos Portos, no governo Dilma, e já foi governador da Bahia. O crime teria sido feito por sete pessoas, e o adolescente e mais um teria ficado ao lado de fora. Eles integram uma quadrilha localizada no distrito de Mucambo, em Itaparica. "O grupo vinha praticando série de assaltos a residências e na praia, de Ponta de Areia até Itaparica. Sempre com rostos coberto com camisas. Os quatros foram transferidos na sexta-feira (6)", afirma. A polícia sabe quem é o outro criminoso ainda não localizado e informa que a família relatou não saber o paradeiro do suspeito. (G1)

Comente agora
04
Fev
Garoto de 13 anos morre após bater cabeça no chão ao cair de bicicleta
Postado por: Letícia Oliveira / 09:31h

Um adolescente de 13 anos morreu e um outro adolescente, amigo dele, com identidade ainda não divulgada, ficou ferido em estado grave após caírem de uma bicicleta em Marambaia, zona rural de Itacaré, na região sul da Bahia. O acidente ocorreu na tarde de terça-feira (3), segundo informações da delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada. De acordo com a Polícia, Civil as vítimas seguiam na pista quando o adolescente que guiava a bicicleta perdeu o controle da direção e caiu ao chão. A vítima de 13 anos, que estava na carona, chegou a ser encaminhada para o Hospital Regional de Ilhéus, mas não resistiu. à gravidade do impacto. O outro adolescente, que fazia a condução, foi socorrido para mesma a unidade hospitalar, em estado grave. De acordo com a polícia, após o ocorrido, o corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus. A Polícia Civil irá investigar o caso.

Comente agora
03
Fev
PRE realiza blitz na BA-026 para coibir roubos de veículos e tráfico de drogas
Postado por: Anacley Souza / 23:04h

A Polícia Rodoviária Estadual deflagrou na tarde desta terça-feira (03) uma blitz surpresa na BA-026, trecho que liga a cidade de Santo Antônio de Jesus ao município de Varzedo. Em entrevista ao Portal Voz da Bahia, o Sargento Gilson da PRE informou que a operação tem objetivo de diminuir o índice de roubos a carros e motocicletas na região além de retirar de circulação veículos em situação irregular da rodovia. Ainda de acordo o agente, após instauração de blitz e movimentação de prepostos nas rodovias, o número de furtos e roubos caiu gradativamente naquela região que é considerada perigosa , “nosso objetivo principal é coibir os roubos de motocicletas e carros nessa localidade além de coibir o tráfico de entorpecentes”, informou.

Reportagem e fotos: Voz da Bahia/ Marcello Dial

Comente agora
03
Fev
Assaltantes torturam mulher e a obrigam a beber o sangue do marido
Postado por: Anacley Souza / 21:20h

Durante assalto a um sítio, criminosos atiraram no rosto de um homem de 52 anos, amarraram a mulher dele e a obrigaram a beber o sangue do marido. O caso foi registrado na zona rural de Paineiras, cidade de apenas 4.000 habitantes da região central de Minas Gerais. A dupla invadiu o sítio achando que a família guardava R$ 120 mil, mas os investigadores dizem que isso era um boato. Os criminosos, encapuzados, invadiram a casa pedindo o dinheiro. Amarraram a comerciante de 58 anos com uma corda, a torturaram e ameaçaram de morte. Enquanto isso, reviraram as gavetas do imóvel, de onde foram roubados um cheque de R$ 2.000, R$ 1.500 em dinheiro e um aparelho celular. Como não encontraram mais produtos de valor, os criminosos deram um tiro no lado esquerdo do maxilar do dono do sítio e obrigaram a companheira a lamber o sangue do marido, que depois foi socorrido a um hospital da região. "Minha mãe não merecia ser torturada, ameaçada, amarrada e machucada do jeito que foi. Uma mulher aposentada que recebe salário mínimo [que só dá] para comprar os remédios de pressão, vende litros de leite na rua e esses canalhas fazem minha mãe beber até o sangue do meu padrasto que estava agonizando", falou emocionada. O caso foi registrado na 9ª Delegacia de Abaeté. Até o momento, nenhum suspeito foi encontrado. O delegado Fabiano Mattos de Melo, que assumiu as investigações, não quis divulgar detalhes do caso para não atrapalhar as investigações. (Record)

Comente agora
03
Fev
Hoomem é preso por cultivar maconha em casa e confessa ter assaltado posto com arma de brinquedo
Postado por: Anacley Souza / 19:49h

Na segunda-feira (2), um homem de 26 anos foi preso por cultivar drogas dentro da própria casa, no município de Ibicoara, localizado a 570 km de Salvador. De acordo com a polícia, foram apreendidos nove pés de maconha, com mais de um metro e trinta centímetros de altura. As plantas tinham suas raízes envolvidas por um saco plástico, que funcionava como um vaso. Além disso, a quantia de R$ 116, um cigarro e uma trouxinha da droga também foram apreendidos. Segundo informações do Delegado Alex Wendel Pereira, titular da delegacia territorial do município, a prisão de Samuel Brandão Moraes ajudou a solucionar um roubo ao posto de combustíveis Dois Irmãos, ocorrido em 18 de janeiro do ano passado. Na delegacia, o traficante confessou que durante o crime estava acompanhado de uma adolescente de 17 anos, e que invadiu o estabelecimento usando uma arma de brinquedo e um facão, rendeu os empregados do posto, e roubou a quantia de R$ 500. O delegado disse ainda que vai recorrer à justiça, para que o adolescente envolvido no roubo ao posto seja apreendido. Autuado em flagrante por tráfico de drogas, Moraes também foi indiciado por roubo e corrupção de menores. O suspeito foi custodiado na carceragem de Barra da Estiva, e esta à disposição da Justiça. (R7 Bahia)

Comente agora
03
Fev
PRF prende caminhoneiro com 'arrebite' na BR-407
Postado por: Anacley Souza / 18:26h

Um caminhoneiro de 36 anos, que não teve a identidade divulgada, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao ser flagrado portando diversos comprimidos à base de anfetamina, de nome comercial "Nobésio Forte", no KM 228 da BR-407, nas imediações do município de Capim Grosso, a 272 km de Salvador, na última segunda-feira, 2. O flagrante ocorreu quando os policiais abordaram o veículo Mercedes Benz/L 1620 com placas da cidade de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Durante a fiscalização, os PRFs encontraram no interior do caminhão 39 comprimidos da anfetamina, conhecida como "arrebite", substância usada para inibir o sono e cuja produção e comercialização é proibida no Brasil. O condutor, em posse do medicamento, foi detido e encaminhado com a substância para a Delegacia de Polícia Judiciária local. (A Tarde)

Comente agora
03
Fev
Policial Militar é morto a tiros na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:10h

Mais um policial militar foi morto na tarde desta terça-feira (03), no povoado de Quixaba, distrito de Sento Sé a 689 km da capital baiana. De acordo com informações da Delegacia de Sento Sé, dois homens a bordo de uma Frontier branca de placa CLV- 4524 abordaram o cabo da Polícia Militar, Adelci Pereira Lima e efetuaram disparos contra o mesmo. Ele morreu no local. O homicídio ocorreu por volta das 15h. A polícia está em busca do veículo usado pelos acusados e investiga a autoria e motivação do crime. O policial era lotado no Pelotão da cidade de Sento Sé. Esse é quarto policial morto em 2015. Um policial militar foi a morto a tiros no dia 3 de janeiro, na localidade de Monte Gordo, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O Cabo da PM Eduardo Olímpio Santos Filho, 43 anos, foi atingido por diversos disparos por dois homens que passavam em um carro, ainda não identificado. 

No dia 28 de janeiro o soldado da Polícia Militar Anderson Reis Pinheiro foi assassinado no município de Alagoinhas, a 119 km de Salvador. De acordo com a assessoria de Polícia Civil, os dois suspeitos são traficantes de drogas da região que tinham como alvo outras vítimas. Outra vítima foi um policial civil morto a tiros na noite deste domingo (1º), na cidade de Feira de Santana. Segundo informações da polícia, Ivonilton Marques, que exercia suas atividades profissionais no município baiano de Euclides da Cunha, foi baleado na porta de sua casa no bairro Chácara São Cosme. (Aratu)

Comente agora
03
Fev
Polícia registra 56 furtos e 12 roubos em festa de Iemanjá, no Rio Vermelho
Postado por: Samile Macêdo / 17:48h

Foram registrados 56 furtos, 12 roubos, três agressões e uma posse de entorpecentes durante a Festa de Iemanjá, que tradicionalmente é realizado todo o 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, em Salvador. O balanço de Polícia Militar foi divulgado nesta terça-feira (3). Segundo a corporação, nenhuma das ocorrências é considerada grave. Esteve presente para fazer a segurança um efetivo de 773 policiais militares nas principais ruas do bairro, bem como no entorno, nas estações de transbordo e nos corredores de tráfego. Entre eles, foram equipes da 12ª CIPM, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Águia, Batalhão de Choque, Batalhão Especializado no Policiamento de Eventos (BEPE), das Operações Apolo e Gêmeos. Foram escalados alunos a soldado do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que atuaram em estágio supervisionado. Uma das mais populares festas de celebração pública do candomblé, o dia de Iemanjá começou a ser festejado em 1923, quando diminuiu a oferta de peixes da Vila dos Pescadores do Rio Vermelho. A tradição conta que eles pediram ajuda à orixá e ofertaram presentes para ela. A oferta foi feita no meio do mar e, desde então, a festa é realizada todos os anos. (G1)

Comente agora
03
Fev
Teixeira de Freitas: Comerciante é assassinado em frente a estabelecimento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:41h

Um comerciante de Teixeira de Freitas, extremo-sul do estado, foi morto a tiros nesta segunda-feira (2). O crime que vitimou Cristiano Gomes Cabral, de 33 anos, ocorreu na Rua Costa Rica, bairro da Liberdade. Segundo o site Sul Bahia News, Cabral estava em frente ao seu estabelecimento comercial, o 'Mercadinho JC', quando foi surpreendido por dois homens armados, que chegaram ao local atirando. De acordo com a 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, a vítima foi alvejada com nove tiros na região do abdômen.  Outro homem, Edval Moura Ribeiro, que conversava com o comerciante no momento do crime, foi baleado com três tiros na barriga e foi socorrido para o Hospital Regional de Teixeira de Freitas. O estado de saúde de Cabral não foi informado pela unidade.  Um inquérito foi aberto pelo núcleo do Serviço de Investigação em Locais de Crime (Silc) para investigar o fato.

Comente agora
03
Fev
Operação prende dois falsos dentistas que atuavam em municípios baianos
Postado por: Samile Macêdo / 14:29h

Uma operação do Conselho Regional de Odontologia da Bahia prendeu dois falsos dentistas em flagrante nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3). Eles atuavam em municípios baianos. Severiano Silva Santos foi preso enquanto atendia em uma clínica de sua propriedade, em Itatim. O outro suspeito, que não teve o nome revelado, foi flagrado na cidade de Planalto. O conselho afirmou que Severino atuava há mais de 30 anos como cirurgião-dentista, mas não tinha diploma, formação técnica ou registro no conselho regional. Ele foi localizado após denúncias de clientes. (Metro1)

Comente agora
03
Fev
Salvador registra 14 carros roubados nos dois primeiros dias de fevereiro
Postado por: Samile Macêdo / 14:20h

Nos dois primeiro dias do mês de fevereiro, 14 motoristas de Salvador foram alvo de roubos de veículos, tipo de crime mais registrado pela polícia. De acordo com a Polícia Civil, nos primeiros 9 meses de 2014, foram 4.674 roubos de carro na Bahia. O número de furtos de veículos no mesmo período foi de 1.347. Só em janeiro deste ano foram 162 veículos roubados, o que dá uma média de cinco carros levados por dia no estado. Além da perda do veículo, o que preocupa é quando os donos do veículos sofrem alguma violência física. No último domingo (1º), uma tentativa de roubo de carro terminou na morte de uma idosa, no bairro de Amaralina, em Salvador. Maria Conceição Neves Soares, de 69 anos, foi morta quando tentou fugir dos suspeitos. Um dos comportamentos dos motoristas que facilitam a ação dos bandidos é a falta de atenção no entorno do veículo. O engenheiro Agostinho Sobral teve o carro roubado há quatro meses, e os suspeitos agiram quando ele se descuidou. “Fui pegar uma roupa dentro do carro e, na hora em que eu estava saindo, o cara chegou com a arma e levou [o carro]", conta. "Por mais que a a gente diga que está olhando, tem aquele momento de descuido”, completa. (G1)

Comente agora
03
Fev
Cardeal da Silva: Quadrilha pisoteia refém e atira em prédio da PM em 3° ataque a banco
Postado por: Samile Macêdo / 12:46h

Uma quadrilha com cerca de 15 homens armados com fuzis e metralhadoras explodiu dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil, fizeram um homem refém após espancá-lo e atiraram contra o prédio da Polícia Militar durante a fuga. O crime foi realizado na madrugada desta terça-feira (3), no município de Cardeal da Silva, a cerca de 140 km de Salvador, de acordo com informações da delegacia da cidade. Segundo a polícia, os suspeitos chegaram a bordo de quatro veículos e se espalharam pela cidade. Dois deles apontaram arma para um policial sem farda que mora próximo ao banco e que abriu a janela de casa para ver o que estava acontecendo, quando foi percebido pelos criminosos. "Eles estavam perto de minha casa, armados. Quando apareci na janela, eles me viram e mandaram que entrasse, já com a metralhadora apontada para mim. Graças a Deus, não tive nada", relata ao G1 o policial que preferiu não se identificar. 

Comente agora
03
Fev
Rui anuncia novo delegado chefe da Polícia Civil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:25h

O governador Rui Costa (PT) anunciou, na manhã desta terça-feira (3) durante a 1ª sessão solena da Assembleia Legislativa da Bahia, o nome do novo delegado chefe da Polícia Civil. O delegado geral adjunto, Bernadino Brito Filho, assume a vaga de Hélio Jorge. (Com informações do repórter Aparecido Silva)

Comente agora
03
Fev
Quadrilha explode agência de banco e troca tiros com a PM em Itapicuru
Postado por: Letícia Oliveira / 11:50h

Uma agência do Banco do Brasil foi alvo de uma ação criminosa na madrugada desta terça-feira (3) em Itapicuru, cidade localizada a 215 quilômetros de Salvador. A ação aconteceu por volta das 3h, quando um grupo com cerca de 15 homens fortemente armados com fuzis cercaram o banco situado no centro da cidade. Durante o assalto, a quadrilha entrou em confronto com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cael/Litoral Norte), que fazia uma ronda no local e se deparou com o grupo em ação. Uma porta da agência do BB quebrou durante a troca de tiros entre a guarnição e os criminosos, que fugiram em um Volkswagen Voyage.Segundo informações da delegacia de Itapicuru, eles tentaram explodir o cofre central da agência com vários explosivos. O cofre chegou a ser arremessado para fora com o impacto da explosão, mas os bandidos não conseguiram violar e roubar o dinheiro dentro dele. O veículo foi abandonado na entrada do município de Olindina. A parte dos fundos da agência ficou destruído após a explosão. Ninguém ficou ferido durante a ação, e as polícias Civil e Militar de Itapicuru realizam buscas pelos integrantes da quadrilha na região. (Correio)

Comente agora
03
Fev
Baralho do Crime completa 70 atualizações
Postado por: Letícia Oliveira / 11:34h

Três novas cartas do Baralho do Crime marcam as 70 atualizações da ferramenta utilizada pela Polícia Civil para identificar e denunciar os criminosos mais procurados da Bahia. As cartas recém incluídas são Everton dos Santos Ferreira, o Evinho, o novo 6 de Ouros, no lugar de Diego Pereira da Silva, conhecido como “Tela”, preso no final do ano passado em Paripe. Já o 5 de Ouros é ocupado por Daniel dos Santos Ribeiro, o “Tripa”. Ele substitui Carlos Eduardo Silva da Palma, de apelido Gaspar, ex-fugitivo da Colônia Penal Lafaiete Coutinho, já capturado pela polícia. Elton Magno dos Santos Borges, o “Titico”, é o novo 3 de Paus, no lugar de Deivide Silva de Jesus, que morreu em um confronto policial em Plataforma. Os criminosos incluídos nesta atualização atuam na Região Metropolitana de Salvador e respondem por crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos.

Comente agora
03
Fev
Polícia Federal suspeita que Alberto Youssef fumou maconha na prisão
Postado por: Letícia Oliveira / 11:04h

A Polícia Federal suspeita que o doleiro Alberto Youssef, principal alvo do escândalo na Petrobras, tenha fumado um cigarro de maconha na carceragem da Superintendência da PF. Um dos homens apontados como laranja do doleiro, o advogado Carlos Alberto Pereira da Costa, teria dividido o cigarro com Youssef. "Ambos perceberam odor característico de maconha queimada no setor de custódia, no período em que os presos se encontravam em banho de sol, e portanto, podiam transitar pelas celas, corredor, solário e chuveiro”, relata o Ministério Público Federal em parecer realizo no dia 15 de janeiro.Segundo o blog de Fausto Macedo, no Estadão, a situação teria acontecido no dia 30 de julho de 2014, quando dois agentes penitenciários da PF sentiram um 'odor atípico' vindo das celas. Ao tentar identificar a origem da fumaça, os agentes ouviram o barulho da descarga vindo da cela número 2, por onde Youssef e Carlos Alberto da Costa teriam se livrado do cigarro. “Tentamos adentrar ao local e surpreender os presos, que se encontravam em procedimento de chuveiro e banho de sol”, relatam os agentes, segundo o blog do Estadão. “Quando realizei a abertura do cadeado, embora o tenha feito com cuidado, os presos Carlos Costa e Alberto Youssef, que se encontravam no interior da cela 2, rapidamente acionaram a descarga do sanitário”, contou um deles. O delegado federal responsável pela Custódio na Superintendência da PF foi acionado.

Comente agora
03
Fev
Grupo armado interdita ponte, explode banco e foge de lancha em Taperoá
Postado por: Letícia Oliveira / 10:13h

Cerca de dez homens fortemente armados interditaram, na madrugada desta terça (3), uma ponte que liga as cidades de Taperoá e Valença, no sul da Bahia, e explodiram quatro caixas eletrônicos do Banco do Brasil do município de Taperoá. Após ação que durou cerca de 30 minutos, uma parte dos suspeitos fugiu de lancha e, ao chegar em Valença, roubaram um veículo de passeio. Segundo informações da delegacia de Taperoá, onde a ocorrência foi registrada, os suspeitos chegaram em uma caminhonete e se espalharam pela cidade. Enquanto uns explodiam a unidade bancária, os outros suspeitos faziam guarda na frente da agência. Parte do grupo fugiu no veíuculo que chegaram, enquanto e os outros seguiram de lancha. A polícia suspeita que o dono do veículo roubado em Valença tenha sido levado como refém pelos suspeitos, no entanto a informação ainda não foi confirmada. A unidade atacada é o único banco existente na cidade. Ainda de acordo com a polícia, esta é a primeira explosão que acontece nesta agência. Até por volta das 9h30, nenhum dos suspeitos havia sido localizado. As polícias Civil e Militar fazem rondas pela região. (G1)

Comente agora
03
Fev
Presidente da Câmara de S. A. de Jesus cobra serviços para o município em posse de Deputados
Postado por: Letícia Oliveira / 09:48h

O Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, Luiz do Alto esteve em Brasília acompanhando a posse do Deputado Federal Ronaldo Carletto, a convite do mesmo. Na oportunidade, o vereador conversou sobre a cidade de Santo Antônio de Jesus e cobrou algumas coisas. Em entrevista a Rádio Andaiá FM, o presidente contou que protocolou três ofícios no escritório do deputado, sendo eles de cobrança da construção de um posto de saúde, implantação de uma creche e uma quadra poliesportiva para a Cidade Nova 2, que será construída no Salto da Onça. Segundo ele, ainda na conversa pediu a expansão da água que está até o Polo Industrial no Bom Conselho. 

Alto Santo Antônio: De acordo com Luiz, foi pedido ao deputado a pavimentação e drenagem para o município e em e-mail encaminhado à sua pessoa a Caixa Econômica de Feira de Santana informou que a operação foi aprovada, após análise do documento. Ele acrescentou que o município está apto a licitar a obra.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Fev
Servidor do TJ morto em sítio reagiu ao ver filha com arma na cabeça
Postado por: Letícia Oliveira / 08:59h

O clima era de alegria no sítio Nossa Senhora Aparecida, situado na Estrada da Cascalheira, no Loteamento Alameda do Rio Água Fria, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A confraternização tinha cerca de dez pessoas, entre elas o dono do sítio, o aposentado e técnico judiciário do TJ-BA Roque Saraiva Teixeira, 67, que chamou parentes e amigos para um churrasco em sua propriedade de aproximadamente 5 mil m². Por volta das 20h, dois homens puseram fim à animação de forma trágica. Com camisas enroladas no rosto, camisas de manga comprida e armados – um com uma pistola e o outro com um revólver, os bandidos cortaram a cerca, invadiram o sítio e anunciaram o assalto aos convidados de Roque, que estavam reunidos em um quiosque. O aposentado havia saído minutos antes da abordagem para preparar um café. Durante a ação, os ladrões xingavam e, em determinado momento, apontaram a arma para uma das filhas de Roque, Carina Teixeira, ameaçando que, se todo mundo não colaborasse, a matariam. “Nesse momento, Roque chegou e se deparou com a aquela cena. Carina gritou para o pai não reagir: ‘Não meu pai, não!’. Mas ele quis resolver na mão grande’”, contou o genro de Roque, Dalmo Silva França, que estava na confraternização e que teve uma das armas apontadas para sua direção. Segundo ele, algumas pessoas tiveram o cano do revólver posto na boca.

Comente agora
03
Fev
Ciclista morre atropelado e Samu é vaiado pela população
Postado por: Letícia Oliveira / 08:32h

Um homem morreu atropelado na manhã desta segunda-feira (02), em Camaçari. Segundo informações do site Aratu Online, Pedro Conceição Santos trafegava na contramão e foi atingido por um veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Pedro morreu no local. Testemunhas disseram que o Samu demorou mais de uma hora para chegar e socorrer a vítima Depois de constatado o óbito de Pedro, a população vaiou a equipe de médicos do serviço de atendimento. Ainda de acordo com o Aratu Online, o Departamento de Polícia Técnica já fez a remoção do corpo. 

Comente agora
03
Fev
Preso acusado de matar Policial Civil na porta de casa
Postado por: Letícia Oliveira / 07:22h

A Polícia prendeu um dos acusados de assassinar o Policial Civil Ivonilton Marques, em Feira de Santana, a 110 Km de Salvador, na noite de domingo (01). De acordo com informações do titular da 1ª Coordenadoria de Polília Civil (Coorpin), Ricardo Esteves, Jeferson Lima da Silva foi preso na madrugada desta segunda-feira (02), horas depois de cometer o homicídio. A moto que Jeferson utilizou para o crime também foi apreendida, comentou Ricardo. O Coordenador preferiu não dar mais detalhes porque a polícia ainda está à procura do outro homem, que também participou do homicídio de Ivonilton. (Aratu Online)

Comente agora
02
Fev
Ibicoara: Polícia encontra pés de maconha em caqueiros no quintal de assaltante
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:33h

A Polícia Militar apreendeu nesta segunda-feira (2) nove pés de maconha, com aproximadamente 1,5m de altura, em uma casa no município Ibicoara, localizado na região da Chapada Diamantina. De acordo com informações da PM, Samuel Brandão Moraes estava sendo procurado por realizar no dia 18 de janeiro, em compahia de um menor, um assalto ao posto de gasolina Dois Irmãos, local em que roubou cerca R$ 116 e o celular de um funcionário do estabelecimento. Também pela suspeita de tráfico de drogas, a polícia seguiu até a casa do acusado com o objetivo de apreender a arma utilizada durante o assalto e investigar vestígios de tráfico. Ao chegar a casa, além de constatar que o homem utilizou uma arma de brinquedo para realizar o assalto, a PM encontrou nove pés de maconha no quintal. O acusado será encaminhado para a delegacia de Barra da Estiva sob a acusação de tráfico de drogas, roubo qualificado e corrupção de menores, por ter assaltado em companhia de um menor. O caso será investigado pelo delegado da Polícia Civil, Alex Wendel Pereira Santos. (BN)

Comente agora
02
Fev
Falso dentista que atuava há mais de 35 anos é preso em Itatim
Postado por: Anacley Souza / 22:23h

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) flagrou nesta segunda-feira (2) um falso dentista atuando no centro do município de Itatim, na região de Piemonte do Paraguaçu, aproximadamente 221 km de Salvador. Severiano Silva Santos – mais conhecido como Gaguinho – atuava há mais de 35 anos e foi detido em sua clínica. Acionados, os policiais militares deram voz de prisão ao homem que se apresentava como dentista, mas não possuía nenhum diploma, formação técnica ou registro no CROBA. Severiano atendia esporadicamente uma ou duas pessoas por semana em um consultório equipado com todos os instrumentos necessários para atendimentos. Agora, o acusado vai responder por exercício ilegal da profissão de odontologia.

Comente agora
02
Fev
Segurança em Viracopos será avaliada após roubo de R$ 11 milhões
Postado por: Anacley Souza / 22:02h

Após o roubo de R$ 11 milhões nesta segunda-feira (2), os padrões de segurança adotados no terminal de cargas de Viracopos serão reavaliados, segundo o delegado responsável pela Polícia Federal no aeroporto de Campinas (SP), Hermógenes Freitas Leitão Neto. Na ação, em quatro minutos oito criminosos armados renderam cinco vigilantes, passaram por três portarias e levaram processadores de aparelhos de telefonia celular. Não houve troca de tiros e ninguém foi preso até esta publicação. Um inquérito foi aberto para investigar o caso. "Na história do aeroporto, essa foi a primeira ação dessa natureza. Crimes ocorrem em todo lugar, em Viracopos não é diferente. Os indicadores criminais de Viracopos hoje são extremamente positivos, mas isso não quer dizer que não exista fragilidades na segurança", afirmou Leitão Neto. De acordo com o delegado, a PF entende que o sistema de segurança no local é adequado, mas será reavaliado juntamente com outras forças policiais e a concessionária responsável pelo terminal aéreo.A carga, proveniente de Cingapura, estava há uma semana no aeroporto e iria para a empresa Flextronics, em Jaguariúna (SP). "A forma de autação é muito próxima com a quadrilha do roubo da Samsung, porque os ladrões foram muito precisos, direto no local", afirmou o delegado, em referência ao assalto de R$ 80 milhões em 7 de julho na fábrica em Campinas. De acordo com a PF, os criminosos utilizaram pelo menos quatro armas longas, que seriam fuzis e metralhadoras, e ocupavam dois veículo, modelos Jeta e Audi A3, ambos pretos.

Comente agora
02
Fev
Furtos lideram ocorrências da festa de Iemanjá
Postado por: Anacley Souza / 20:27h

Apesar do forte efetivo de policiais militares e civis, as ocorrências criminosos não deixaram de agir na festa de 2 de Fevereiro no Rio Vermelho. Trabalharam policiais do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe), Batalhão de Choque, 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e do Comando de Policiamento Regional – Atlântico, com reforço do Comando Regional – BTS e Central. Além da Polícia Militar, policiais civis da 28ª Delegacia Territorial também atuaram na segurança do evento. De acordo com informações da Polícia Civil, foram registrados até às 18 horas no circuito da festa de Iemanjá no Rio Vermelho, 25 ocorrências, entre roubos, furtos e documentos perdidos. Entre as ocorrências, os acusados presos em flagrantes foram encaminhados automaticamente para a 7ª Delegacia, que é responsável pela região. (Bocão News)

Comente agora
02
Fev
Foragido é recapturado dentro de casa em Itapetinga
Postado por: Anacley Souza / 20:04h

Um foragido do Complexo Policial de Itapetinga, a 562 km de Salvador, foi recapturado por uma equipe da DT (Delegacia Territorial) da cidade, no domingo (1). Alessandro Reis Rocha, o “Lê”, de 38 anos, foi localizado em um imóvel, no bairro Clodoaldo Costa, naquele município. Rocha fugiu da unidade policial, em 28 de outubro de 2014. De acordo com a Polícia Civil, ele é autor do homicídio de Charles Silva, que ocorreu no ano passado, na noite de São João, no Parque da Lagoa. O crime foi motivado pela disputa por pontos de venda de drogas. Rocha permanecerá custodiado na carceragem da DT/Itapetinga, à disposição da Justiça. (R7 Bahia)

Comente agora
02
Fev
Protesto após morte de idoso atropelado causa 12km de engarrafamento na BR-101
Postado por: Anacley Souza / 19:36h

Moradores de um povoado de Cruz das Almas, às margens da BR-101, fecharam os dois sentidos da rodovia na tarde desta segunda-feira (2). O protesto teve início após a morte de um idoso de 62 anos que foi atropelado por um caminhão. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guilherme da Silva foi atropelado por volta das 14h30, no km-223. O ciclista morreu na hora. Revoltados, os moradores do povoado de Embira fecharam os dois sentidos da BR-101. Eles exigiram a presença de um funcionário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para negociar a instalação de um redutor de velocidades no local. Um extenso engarrafamento se formou nos dois sentidos da rodovia. Segundo estimativa da PRF, a fila de carros se formou por 6 quilômetros em cada um dos sentidos. Após a negociação, por volta das 17h, os moradores concordaram na instalação do quebra-molas, e a rodovia foi liberada. O corpo do idoso foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus. (Correio)

Comente agora
02
Fev
PM acha 340 litros de cachaça, 170 armas e celulares em prisão de PE
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:08h

Foices, facões, celulares, drogas e bebidas alcoólicas foram apreendidos em revista realizada, nesta segunda-feira (2), no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), que integra o Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), Zona Oeste do Recife. O material foi encontrado nos 13 pavilhões da unidade, que registrou duas brigas no último fim de semana, deixando o saldo de dois detentos mortos e outros 12 feridos. A vistoria foi coordenada pela Polícia Militar. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), foram recolhidas 170 armas, sendo 35 facões industrializado, 17 foices artesanais, cinco foices industrializadas, 22 facões artesanais, 55 facas industrializadas, 28 facas artesanais e oito chuços (objeto artesanal pontiagudo, normalmente feito no interior dos presídios pelos próprios detentos). Além das armas, foram encontrados na unidade 44 celulares, 47 carregadores, dez baterias, dez chips, 340 litros de cachaça artesanal, três litros de uísque, sete pen drives, quatro balanças de precisão, 30 fones de ouvido, 120 comprimidos psicotrópicos, 120 gramas de crack, 60 gramas de pó virado, 60g de ácido bórico e 2,26 quilos de maconha. Participaram da revista agentes penitenciários, integrantes do Grupo de Operações de Segurança (GOS) e PMs do Batalhão de Choque e das companhias independentes de Operações Especiais (Cioe) e Policiamento com Cães (CIPCães).Ainda conforme a Seres, três presidiários feridos no tumulto do domingo (1º) receberam alta do Hospital Otávio de Freitas e foram reencaminhados à unidade prisional.

Comente agora
02
Fev
Na UTI, deficiente baleado por PMs tem melhora satisfatória, diz hospital
Postado por: Samile Macêdo / 17:47h

Continua em evolução satisfatória a saúde de Luís Vagner Anunciação, homem de 29 anos, portador de deficiência mental, que foi baleado durante abordagem de policiais militares no bairro Fazenda Grande II, em Salvador. Em boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (2), a assessoria do Hospital PROHOPE indica que ele está sedado, com ventilação mecânica, e segue na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Não há previsão de alta médica e o quadro de saúde continua grave. Luís Vagner estava na porta do prédio onde mora quando foi atingido nas costas. Os PMs envolvidos se apresentaram na Corregedoria, onde foram ouvidos e afastados até que sejam concluídas as investigações. Um chegou a entrar em contato com a família da vítima para pedir desculpas.

Tiros na porta de casaValquíria de Anunciação, irmã de Luís Vagner, conta que a vítima estava na casa dela quando notou que acontecia uma abordagem da polícia por causa de uma carro que estava abandonado. Ao sair para ver o que estava acontecendo, algumas pessoas teriam começado a correr e o irmão dela então saiu do local em direção à casa da mãe.

Comente agora
02
Fev
Mãe de criança vendida por R$ 5 mil presta depoimento em Feira de Santana
Postado por: Samile Macêdo / 17:44h

A mãe biológica do bebê de oito dias de vida que teria sido vendido a um casal em Feira de Santana, 109 km de Salvador, se apresentou hoje na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca) e prestou depoimento. Com residência em Fortaleza, no Ceará, a mulher foi intimada por conta de uma possível venda da criança por R$ 5 mil. Segundo informações da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), a informação chegou depois da denúncia. Hailton Cerqueira Chagas, 39 anos, e a mulher, Nocília de Souza Rocha, 40 anos, foram até Fortaleza e voltaram com a criança. Os dois foram presos e responderão por adoção ilegal. Em depoimento, Hailton e a mulher disseram que souberam através de conhecidos que havia uma mulher grávida que estava disposta a abrir mão do filho e negociaram para comprar o garoto e criá-lo. Apesar do depoimento, a polícia duvida da versão e acredita que eles fazem parte de uma rede de tráfico humano. A participação dos dois em uma quadrilha está sendo investigada. Inicialmente os dois negaram a compra e disseram que acharam o bebê na porta de casa, no Conjunto Feira IV. A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar da cidade. (Correio)

Comente agora
02
Fev
Cruz das Almas: Acidente com morte provoca protesto na BR-101
Postado por: Anacley Souza / 17:37h

Um homem de 62 anos morreu atropelado no município de Cruz das Almas, a 135 quilômetros de Salvador, e a fatalidade provoca manifestação nos dois sentidos da KM-223, da BR-101, na tarde desta segunda-feira (2). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima do acidente foi atropelada por um caminhão, por volta das 14h30, enquanto atravessava o trecho da rodovia federal. Por conta do atropelamento, a PRF aponta que o motorista deixou o local sob risco de linchamento. Ainda segundo a PRF, os moradores da região ainda ameaçaram colocar fogo no caminhão, que foi recolhido para o pátio do órgão de fiscalização, também em Cruz das Almas. Conforme a PRF, devido o acidente, os moradores da região fecham os dois sentidos da rodovia federal e reivindicam a construção de quebra-mola no local. (G1 Bahia)

Comente agora
02
Fev
Grupo armado rouba carga avaliada em R$ 11 milhões de Aeroporto em Campinas
Postado por: Samile Macêdo / 17:30h

Na madrugada desta segunda-feira (2), um grupo armado o terminal de cargas do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. De acordo com a Polícia Federal (PF), que investiga o crime, quatro caixas repletas de processadores de aparelhos celulares, com cerca 70 kg cada, foram levadas por um grupo de oito indivíduos encapuzados que ocupavam dois veículos. Ainda segundo informações da PF, os bandidos portavam pelo menos quatro armas longas. A carga está avaliada em R$ 11 milhões de reais e ação dos criminosos durou cerca de quatro minutos. A Aeroportos Brasil, empresa concessionária que administra o aeroporto, informou que irá colaborar com a apuração e disponibilizou as imagens das câmeras de segurança do terminal. (Metro1)

Comente agora
02
Fev
Acidente com morte provoca protesto na BR-101, em Cruz das Almas
Postado por: Samile Macêdo / 17:24h

Um idoso de 62 anos morreu atropelado no município de Cruz das Almas, a 135 quilômetros de Salvador, e a fatalidade provoca manifestação nos dois sentidos da KM-223, da BR-101, na tarde desta segunda-feira (2). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima do acidente foi atropelada por um caminhão, por volta das 14h30, enquanto atravessava o trecho da rodovia federal. Por conta do atropelamento, a PRF aponta que o motorista deixou o local sob risco de linchamento. Ainda segundo a PRF, os moradores da região ainda ameaçaram colocar fogo no caminhão, que foi recolhido para o pátio do órgão de fiscalização, também em Cruz das Almas. Conforme a PRF, devido o acidente, os moradores da região fecham os dois sentidos da rodovia federal e reivindicam a construção de quebra-mola no local. (G1)

Comente agora
02
Fev
Polícia Federal apreende em Ilhéus veleiro avaliado em R$ 1 mi
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:04h

Na manhã do último sábado (31), policiais federais apreenderam um veleiro catamarã na baía de Maraú, em Ilhéus, avaliado em R$ 1,3 milhão. De origem francesa, denominado Astresail, de marca Lagoon, a embarcação é do modelo 44 pés. A suspeita é que o veleiro foi objeto de fraude durante importação. O veleiro estava atracado em Ilha Bela (SP) quando, em outubro de 2014, estava sendo fiscalizado pela Receita Federal daquela localidade, tendo sido procedida a sua retenção e lacração. Segundo a Polícia Federal, os proprietários do veleiro violaram a lacração da Receita Federal e, sem autorização, retiraram a embarcação daquela localidade. Já em Ilhéus, o veleiro foi descaracterizado com a mudança de seu nome para dificultar a ação policial. O nome Astresail foi apagado e substituído pelo nome Lupie. A documentação da embarcação foi falsificada para esta nova nomenclatura. O Astresail está no Yacht Club de Ilhéus e será entregue à Receita Federal do Brasil. A legislação federal proíbe a importação de veículos e embarcações usadas. Por isso, os proprietários responderão a inquérito policial pelos delitos dos artigos 334-A, parágrafo primerio (contrabando) e 336 (inutilização de edital ou de sinal). Os crimes são apenados com reclusão de até seis anos. (BN)

Comente agora
02
Fev
Salvador: Enterrado corpo de idosa de 69 anos que reagiu a assalto em Amaralina
Postado por: Samile Macêdo / 17:04h

Foi sepultado na tarde desta segunda-feira (2), o corpo de Maria Conceição Neves Soares, de 69 anos, morta a tiros no domingo (1º), após reagir a uma tentativa de assalto no bairro de Amaralina, em Salvador. O enterro foi realizado por volta das 16h30, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador. Ninguém foi preso. Segundo a Polícia Militar, a idosa dirigia pela Rua Visconde Tamboraí, quando oito homens armados, que estavam em dois veículos, tentaram roubar o carro dela. Maria Conceição não teria parado o veículo e acabou sendo perseguida. Na ação, os homens efetuaram disparos que a atingiram a vítima no pescoço. O caso é investigado pela 28ª Delegacia Territorial situada no bairro do Nordeste de Amaralina. De acordo com a delegada Maria Selma, ela recebeu as imagens de câmeras de vigilância instaladas no local próximo a onde ocorreu o crime. O vídeo mostra um dos suspeitos, mas até as 17h desta segunda-feira ele não tinha sido identificado. (G1)

Comente agora
02
Fev
Valença: Veículo com quatro pessoas da mesma família cai em ribanceira e dois morrem na BR-101
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:50h

Na manhã desta segunda-feira (2), um grave acidente envolvendo familiares, deixou duas pessoas mortas e duas feridas, na BR-101, entre Santo Antônio de Jesus e Valença, município localizado a 255 km de Salvador. De acordo com informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o caso ocorreu por volta das 7h. A família voltava de férias do Rio de Janeiro, quando o condutor do veículo perdeu o controle da direção, o carro capotou e caiu em uma ribanceira. Duas pessoas morreram no local e foram levadas para o IML (Instituto Médico Legal) de Santo Antônio de Jesus. As outras duas pessoas foram encaminhadas para o HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus). A polícia não soube informar o estado de saúde das vítimas. 

Um comentário
02
Fev
Idosos são presos por furtar cabos telefônicos para vender em ferro-velho no sul da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:45h

A polícia realizou a prisão de dois idosos acusados de furtar cabos telefônicos para vender o cobre. O caso ocorreu no distrito de Arraial D’ Ajuda, em Porto Seguro, no sul da Bahia. Adeildo Vieira e Arlindo Caldeira de Almeida foram presos na sexta-feira (30). A polícia chegou até os suspeitos após investigar o desaparecimento de cabos telefônicos no distrito, desde dezembro do ano passado. De acordo com a polícia, ao ser interrogado, Vieira disse que utilizava um gancho de madeira para puxar os cabos, depois cortava os fios com um facão, descascava e vendia o cobre por R$ 8, 00, para Almeida que é dono de um ferro-velho. Ainda de acordo com a polícia, parte dos cabos furtados foi encontrada no ferro-velho e vão ser devolvidos à telefonia. Almeida foi autuado em flagrante pelo crime de receptação, mas pagou fiança e foi liberado. Já Vieira foi indiciado por furto e deve responder ao inquérito em liberdade, por não ser detido em flagrante. (r7)

Comente agora
02
Fev
Morte de policial civil em Feira de Santana pode ter relação com combate ao tráfico de drogas
Postado por: Samile Macêdo / 16:43h

O policial civil Ivonilton Marques, de 52 anos, assassinado no domingo (1º) em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, pode ter sido morto em represália ao combate ao tráfico de drogas. A informação é do delegado André Ribeiro, que investiga o crime. Uma pessoa chegou a ser presa sob suspeita do crime no domingo, mas foi liberada após ser ouvida. "Acredito pelo fato dele ser policial, morar ali no bairro e existir um movimento de tráfico. Ele pode ter reprimido esses meliantes e, por vingança ou rixa, eles praticaram esse crime", disse o delegado. Marques, que morava em Feira de Santana e trabalhava em Irecê há três anos, estava na porta da casa na Rua Sete de Setembro, quando dois homens chegaram em uma motocicleta e efetuaram os disparos. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade e liberado por volta das 12h desta segunda-feira. O crime assustou os vizinhos do bairro onde o policial morava. "Isso é uma barbaridade. Matar um pai de família assim, uma violência dessa. Foi triste demais para a gente que é vizinho. Uma pessoa boa", lamentou uma moradora, que prefere não se identificar. (G1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com