Voz


PodCast



Enquete




Blog

Polícia

Polícia Militar da Bahia dobra número de blitzes em todo o estado
Polícia  Postado por Samile Macedo - 03/09 08:15h

A Polícia Militar do estado aumentou as ações preventivas nos principais corredores de tráfego das cidades baianas. A partir desta quarta-feira (2), o número de blitzes em todo o estado dobraram, passando de 8.700 abordagens por mês para mais de 17 mil. A ampliação das operações estratégicas foi possível com a utilização de militares, que têm trocado alguns dias de folga pelo pagamento de horas extras garantidas pelo governo estadual. “Estamos agindo principalmente em áreas onde foram registrados os maiores índices de delitos, crimes praticados contra patrimônio e, principalmente, contra a vida, e apertando com as fiscalizações para que os índices sejam reduzidos”, explica o comandante do Esquadrão de Motociclistas Águia, major Ricardo Passos. As blitzes policiais buscam o combate a acidentes e crimes de trânsito, ao transporte de drogas e armas em veículos, e também inibir a atuação de infratores que almejam a prática de delitos, como assalto a pessoas e estabelecimentos comerciais, furtos a residências e outras diversas modalidades de crime. Além das abordagens, a Polícia Militar realiza cinco operações estratégicas simultaneamente em todo o estado. No primeiro semestre deste ano, a PM abordou 1.046.840 carros e 2.426.371 pessoas, apreendeu 1.663 armas de fogo, recuperou 2.509 veículos e conduziu 16.314 pessoas às delegacias. Além disso, abordou 18.056 táxis e 17.460 coletivos, e registrou 3.103 ocorrências com drogas. (Aratu)

Comente agora
Carro bate, capota e atropela quatro pessoas no bairro do Bonfim
Polícia  Postado por Samile Macedo - 03/09 07:40h

Quatro pessoas ficaram feridas após serem atropeladas por um carro que bateu em outro veículo e capotou no bairro do Bonfim, em Salvador, na noite desta quarta-feira (2). De acordo com informações da Transalvador, o acidente ocorreu por volta das 20h, na Rua da Imperatriz.Ainda segundo o órgão de trânsito, as circunstâncias da colisão entre os dois carros ainda é desconhecida. Segundo informações da Central de Polícia (Centel), as vítimas foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Centel não soube informar para qual hospital as vítimas foram levadas e nme o estado de saúde delas. A Transalvador informou que por volta das 22h40 os carros já haviam sido retirados e o trânsito fluía com tranquilidade no local. (G1)

Comente agora
Polícia Militar prende dupla de assaltantes acusados de agir no Centro de S. A. de Jesus
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 03/09 07:38h

Na tarde desta quarta-feira (02) foram presas em flagrante pela Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus: Maílson Pereira Lima, vulgo Maílson residente no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida e Adailton de Jesus, vulgo Buiu morador da Zona Rural do Cruzeiro do Riachão ambos foram presos acusados pela PM após cometer diversos assaltos na noite de terça-feira (02) no Centro da cidade. Ainda de acordo com informações dos policiais várias vítimas já se apresentaram na delegacia e fizeram o reconhecimento dos supracitados.

  1. Redação: Voz da Baha / Fotos: PM
Comente agora
Parente de Aécio Neves morre após ser atingida por um tiro
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 03/09 06:39h

Ana Lúcia Neves, de 49 anos, natural de Portugal, morreu nesta quarta-feira(2) em assalto no bairro do Recreio, Zona Oeste da capital (RJ). Inicialmente, através da Secretaria Municipal de Saúde, fora dito que ela tinha sofrido ferimentos feitos por uma faca, porém, à noite, o secretário Daniel Soranz confirmou a versão da Polícia Civil, de que ela fora baleada. Ana era mulher de Sávio Neves, diretor da empresa da empresa que opera o trem do Corcovado. Ela deixa três filhos com ele. Sávio Neves é primo do senador da República Aécio Neves. Amigos criticaram a insegurança na cidade: "Um choque imenso. Difícil de acreditar até agora", lamentou Elza Calada, assessora de imprensa de Sávio. "Mais um caso inexplicável." A Polícia Civil informou que uma testemunha disse que um bandido tentou roubar a bolsa dela, quando chegava na academia Rio Sport Center. Segundo informação desta testemunha, ela teria se assustado e o assaltante atirou e fugiu sem levar nada. A bolsa de Ana Lúcia e uma cápsula encontrada no local foram recolhidas para perícia. O corpo de Ana Lúcia Neves chegou ao IML por volta das 19h20. Amigos do casal informaram que Sávio estava na companhia dos filhos e não iria ao local. Policiais do 31º BPM (Barra da Tijuca) realizaram buscas na região durante a tarde para tentar achar suspeitos. A corporação informou que o patrulhamento será reforçado na região.

Comente agora
Coordenador da Coorpin de S. A. de Jesus comenta sobre assalto ocorrido na cidade de Ubaíra e transferência de delegados
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 03/09 01:45h

O delegado Fred Barreto, Coordenador da 4º Coorpin (Coordenadoria da Polícia Civil) de Santo Antônio de Jesus informou em entrevista a Rádio Andaiá que na semana passada houve um assalto em um estabelecimento comercial na cidade de Ubaíra e, com a intervenção rápida da Polícia Militar os criminosos foram surpreendidos ainda cometendo o evento, houve a negociação com a polícia para que os mesmos viessem se entregar felizmente a ação terminou com êxito. O Coordenador ressaltou que a polícia consegui efetuar a apreensão de um adolescente que estava dentro do estabelecimento e do outro participante do fato, que fugiu, mas a polícia conseguiu capturar posteriormente. Fred conta que, além disso, duas armas de fogo e os valores subtraídos foram apreendidos.

Transferências de delegados pertencentes a 4º Coorpin: Barreto informou que houve mudança no quadro da polícia Civil, segundo ele três delegados foram removidos para as respectivas delegacias que fazem parte da 4º Coordenadoria de Polícia. De acordo com informações do Coordenador foi removido Drª Ivia Vidal delegada titular de Cruz das Almas a qual foi para o complexo policial de Ubaíra, Drª Aline Freitas que atualmente atuava em Ubaíra foi designada para a delegacia de Castro Alves e Drº Cristovam que era da delegacia de Castro Alves foi designado para Cruz das Almas. Essas mudanças sempre ocorrem, as autoridades policiais envolvidas tinham manifestado interesse nas substituições, isso é importante para que haja um novo animo para desenvolver um novo trabalho, são profissionais que prestaram serviços relevantes onde estavam e agora terão oportunidades de continuar exercendo o seu papel de delegado.

Possiblidade de alterações e mudanças no setor interno da 4ª Coordenadoria de polícia Civil: Barreto informou que após 30 dias de atuação com coordenador da 4º Coorpin, acredita que já é um momento de avaliação do setor, na possiblidade de mudanças. “Iremos sempre observar setores que trazem algum tipo de necessidade de mudança, estamos analisando, e qualquer mudança feita será para a melhoria do serviço da polícia”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia - Ionara Peixoto
Comente agora
Capital: Veículo bate, capota e atinge pessoas em calçada na Cidade Baixa
Polícia  Postado por Anacley Souza - 02/09 23:42h

Um acidente envolvendo dois veículos deixou quatro pessoas feridas na noite desta quarta-feira (2) na região do Bonfim, na Cidade Baixa, segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador). Por volta das 19h40 de hoje, dois carros, uma Saveiro e um Fiesta, colidiram na rua da Imperatriz, perto de uma padaria. Depois da batida, o Fiesta capotou e acabou atingindo o tabuleiro de uma baiana na calçada e pessoas próximas. A Transalvador não sabe precisar, dos feridos, quantos estavam nos carros e quantos na rua. Foram encaminhados para o local Salvar, por conta de uma informação de que havia feridos presos na ferragem, que não procedeu, e também ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Viaturas da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar (Uruguai) isolaram a área. Três vítimas foram socorridas por ambulâncias do Samu e a quarta foi levada a um hospital por uma viatura. Não há informação sobre o estado de saúde dos feridos. (Correio)

Comente agora
Testemunha de chacina em S. Paulo recebe ameaças de morte
Polícia  Postado por Anacley Souza - 02/09 22:57h

Uma das testemunhas da chacina de Osasco revelou estar recebendo ameaças de morte. Segundo o homem, as ameaças vêm em forma de ligações anônimas e mensagens por uma rede social. Tudo começou depois que ele deu seu depoimento para a corregedoria da Polícia Militar. O segurança contou que, no dia da chacina, sete policiais foram ao estabelecimento para confraternizar. Ele estranhou o fato, já que os PMs atuaram na região onde aconteceram os assassinatos. O nome do segurança, seus endereços e telefones foram expostos no inquérito sem nenhum sigilo. Outras duas testemunhas, que estavam com um dos 19 mortos, também foram expostas no inquérito e receberam ameaças. Em nota, a Secretária de Segurança Pública de São Paulo declarou que, caso seja necessário, a Polícia Civil pode solicitar à Justiça a inclusão das vítimas no programa de proteção a testemunha. Vinte e uma pessoas estão sendo investigadas no caso, sendo 20 policiais e o marido de uma soldada de Osasco. Cinco guardas civis metropolitanos de Barueri também são investigados. (Bol)

Comente agora
Idosa manda matar namorado de 22 anos que não queria casar
Polícia  Postado por Anacley Souza - 02/09 21:43h

Odete Alves Cerqueira Pereira, 60, confessou ter mandado matar o namorado, Paulo Gerson Benício da Silva, 22. De acordo com a Polícia Civil de Goiás, o crime se deu porque a vítima se recusou a se casar com Odete, além de traí-la com mulheres mais novas. O casal se relacionava havia cerca de seis meses. O assassinato aconteceu na própria casa da acusada, em Luziânia (a 196 km de Goiânia). O corpo do eletricista foi encontrado no último sábado (29). Odete contratou um casal para matar o namorado. Edinardo Ribeiro Júnior, 21, e a companheira de 17 anos receberam R$ 300 e um aparelho celular pelo serviço. Segundo o delegado do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Luziânia, o rapaz aplicou um golpe denominado “mata-leão” na vítima, que tinha acabado de chegar do trabalho, e depois o asfixiou com um lençol. “A menor, Odete e Júnior colocaram o corpo de Silva num carro e o jogaram num matagal na zona rural de Luziânia, onde teriam ateado fogo no corpo. Alguns dias depois, Odete chegou a registrar um boletim de ocorrência, na delegacia, para noticiar um suposto desaparecimento do companheiro”, afirma o delegado Eduardo Gomes. Ao delegado, a idosa disse estar arrependida do crime. Ela conta que não fez nada para impedir o assassinato, pois estava magoada com a vítima e que ele havia tentado terminar o relacionamento algumas vezes. “Ele não queria assumir o relacionamento perante aos amigos e familiares e supostamente estava tendo casos com meninas mais novas. Odete teria dito a ele que, se ele não fosse dela, não seria de mais ninguém.” A ossada do eletricista foi encontrada em um matagal nas proximidades do Parque de Exposição de Luziânia. Quem levou a Polícia Civil até lá foi o suspeito Edinardo Júnior. Ele e Odete responderão por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e corrupção de menor, podendo pegar até 37 anos de prisão. Já a adolescente ficará internada em uma unidade para crianças e adolescentes infratores. (Aratu)

Comente agora
Secretário da Segurança Pública critica sistema penal brasileiro
Polícia  Postado por Anacley Souza - 02/09 21:05h

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, criticou a legislação penal do Brasil, afirmando que a sociedade deve cobrar uma "modernização" das leis do país. A fala aconteceu durante a apresentação do acusado de matar uma universitária durante assalto no bairro do Costa Azul. O suspeito Gilmário Alves do Nascimento, 20 anos, recebeu alvará para sair da prisão três semanas antes do crime. "Não podemos admitir que pessoa como Gilmário saia pela porta da frente de uma penitenciária, mesmo sendo preso diversas vezes, mais de sete quando adolescente, para 20 dias depois voltar a delinquir e tirar vida nas ruas. A sociedade deve cobrar a modernização de nossas leis e ampliar o debate, para que situações como esta sejam evitadas", afirmou Barbosa. "Não queremos discutir esse assunto só quando isso acontece. Queremos leis mais rígidas, melhor estrutura para nossas polícias. Precisamos ser ajudados", clamou. Gilmário já tem oito passagens por tráfico de drogas. Ele foi preso em dezembro no Inferninho, na região do Costa Azul, com cerca de 150 gramas de cocaína. Depois disso, passou oito meses presos, mas no início de agosto foi solto pela Justiça ainda sem ser julgado - uma audiência estava marcada para fevereiro do ano que vem. No último dia 29, Gilmário matou Marianna Teles, 22 anos, durante um assalto no Costa Azul. Ele confessou o crime e pediu desculpas à família da vítima. Segundo a SSP, além dele, Jáckson Leones Almeida Carneiro, 20, Fábio dos Santos, 25, o "Bibi", e um adolescente de 13 anos, praticavam assaltos no Costa Azul no dia do crime, mas apenas Gilmário foi abordar a universitária.

Comente agora
Formosa do Rio Preto: agência do Bradesco é assaltada
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/09 17:49h

Uma unidade do banco Bradesco localizada em Formosa do Rio Preto, na Bacia do Rio Grande, foi assaltada na tarde desta quarta-feira (2) por quatro homens fortemente armados. De acordo com informações do jornal O Expresso, a quadrilha agiu com rapidez e acessou o local após desarmar os vigilantes. Ainda segundo o site, o grupo fugiu em um veículo de passeio do modelo VW Gol, de cor prata, mas existem informações confusas quanto ao destino dos suspeitos. Ainda não há informações sobre a quantia levada. Há um ano uma agência do Banco do Brasil foi explodida na cidade. (BN)

Comente agora
Mais de 180kg de drogas é apreendido durante operação no oeste baiano
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 02/09 17:46h

Uma operação conjunta da PRF (Polícia Rodoviária Federal), PF (Polícia Federal) e Polícia Militar CIPE/Cerrado (Comando Independente de Policiamento Especializado), apreendeu mais de 180 kg de drogas. O flagrante aconteceu por volta das 22h de terça-feira (1º), no KM 22 da BR 135, trecho do município de Formosa do Rio Preto, localizado no oeste da Bahia.Durante fiscalização integrada entre os órgãos, foi abordado um automóvel com placas de Pedra Branca/CE. Ao realizar buscas no interior do veículo, os policiais encontraram diversos tabletes de substância análoga à maconha, totalizando 182,8 kg, e dois tabletes de substância análoga à cocaína, contendo 2 kg da droga. O condutor do veículo informou à polícia que estava transportando o entorpecente de São Paulo com destino ao município de Fortaleza. O homem foi detido e encaminhado com a droga para a Delegacia da Polícia Federal de Barreiras.(R7)

Comente agora
Ex-namorado e amigo são acusados de estuprar adolescente de 14 anos em Feira de Santana
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 02/09 17:00h

Uma adolescente de 14 anos acusa o ex-namorado e outro jovem de abuso sexual. De acordo com informações da Dai (Delegacia para o Adolescente Infrator), o caso ocorreu na segunda-feira (1°), no distrito de Humildes, situado no município de Feira de Santana a 108 km de Salvador. A vítima informou que havia ido à casa de um ex-namorado e ao chegar ao local, foi trancada no imóvel e obrigada a manter relações sexuais com os dois jovens. A adolescente teria gritado pedindo socorro, mas os jovens colocaram o som no volume máximo para que ninguém soubesse o que estava acontecendo.Conforme a Dai, após o estupro, a vítima confessou o que houve para uma amiga que lhe aconselhou à registrar uma queixa na delegacia. Policiais realizaram diligências e encontraram os dois suspeitos ainda no imóvel. Os jovens foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia. Na unidade policial, os suspeitos afirmaram que a adolescente teria marcado o encontro e consentido a relação sexual com os dois. A polícia ressaltou ainda, que a vítima já realizou o exame de Corpo de Delito, o resultado deve sair em um mês. Além disso, policiais do DPT (Departamento de Polícia Técnica) já recolheram os preservativos utilizados pelos suspeitos durante o abuso.Diante dos fatos, a dupla está custodiada na carceragem à disposição da justiça. O caso está sob investigação da polícia.(R7)

Comente agora
Homem é preso acusado de estuprar a prima na frente do marido e do amigo da vítima na Bahia
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 02/09 16:03h

Um homem foi preso acusado de estuprar a prima e mantê-la refém com o marido e um amigo no município de Ibirataia, localizado no sul da Bahia. A vítima de 40 anos informou à polícia que, ela, o marido e um amigo iam para casa quando foram abordados por Erisvaldo de Souza, conhecido como Nêgo Pirrôla, 29 anos, que teria convidado o trio para dormir na casa dele. Já no imóvel, Nego Pirrôla, aparentemente embriagado - segundo vítima - teria agredido e utilizado uma arma para ameaçar os três. Em seguida, todos foram amarrados e o homem teria violentado a prima na frente do marido dela. O crime aconteceu no sábado (29). Ainda de acordo com informações da polícia, o marido da vítima conseguiu se libertar e fugiu em busca de ajuda. No domingo, a prima e o amigo do casal foram libertados após o pagamento de R$15. As vítimas estiveram na delegacia na manhã desta segunda-feira (31) para registrar o caso. Uma guia foi expedida para que o trio pudesse fazer o exame de corpo de delito, no entanto, o médico não estava no local e os três desapareceram. O acusado está preso na DT/Ibirataia e nega ter cometido o crime. Policiais estiveram na residência do homem e não encontraram nenhum vestígio de violência. As cordas utilizadas para amarrar as vítimas e a arma também não foram encontradas. Uma testemunha alega que as pessoas estavam no local bebendo com o acusado e que não ocorreu nenhum tipo de crime. Erisvaldo já esteve preso por porte ilegal de arma e furto. Até o encerramento desta matéria o trio ainda não havia sido localizado. O homem permanece preso até que as investigações sejam concluídas. (R7)

Comente agora
Criminoso 'interdita' caixa eletrônico para clientes caírem em golpe; veja
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/09 15:12h

Um criminoso bloqueou um dos caixas eletrônicos de um supermercado do bairro da Pituba, em Salvador, para que clientes pudessem usar outro terminal e ter os cartões clonados. A estratégia foi descoberta por um trabalhador do estabelecimento, que acionou a polícia, nesta quarta-feria (2). Em um dos caixas, o criminoso, que ainda não foi identificado, instalou peça conhecida como "chupa-cabra", que clona cartões magnéticos. Para evitar que os clientes usassem o caixa do lado, que é do mesmo banco e que estava sem o aparelho para clonagem, o suspeito colocou aviso com uma folha de papel informando que o terminal estava interditado. A folha foi colocada na tela do caixa eletrônico. O criminoso também usou um papel para tapar o lugar onde os clientes inserem o cartão - assim, os clientes tinham como opção apenas o caixa com o aparelho fraudador. Ainda não há informações se algum cliente caiu no golpe. O suspeito está sendo procurado. (G1)

Comente agora
Itaberaba: Recém-nascido é encontrado em saco pendurado em árvore
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/09 15:10h

Um recém-nascido foi encontrado pendurado em uma árvore enrolado em um saco plástico em Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, na tarde desta terça-feira (1°). Segundo informações da Delegacia Territorial, o caso ocorreu no bairro Jardim Europa. De acordo com o site Bahia na Mídia, uma ordem de serviço foi expedida para investigar o caso.

Comente agora
Cidadãos da zona rural de Varzedo estão assustados com criminalidade e pedem policiamento
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 14:40h

Os moradores da zona rural da cidade de Varzedo estão assustados com a quantidade de assaltos que têm acontecido principalmente nas localidades São Roque, Vila Nova, Vila Verde, Areia Grossa e Nossa Senhora do Carmo de modo que por meio do Portal Voz da Bahia solicitaram nesta quarta-feira (02) que a polícia realize mais rondas nesses lugares. “Muitos assaltos acontecem até mesmo à luz do dia e a noite aqui parece um verdadeiro mausoléu porque a partir das 18h ninguém mais sai de suas casas com medo. Essas localidades estão dominadas pelo tráfico de drogas, pedimos que as autoridades policiais deem uma resposta a esses bandidos que têm tirado o sossego dos moradores. A população da zona rural de Varzedo pede socorro, precisamos de segurança”, solicitou um cidadão que preferiu não se identificar.

Reportagem: Voz da Bahia

Um comentário
Wenceslau Guimarães: Carreta tomba em acidente com mais 5 veículos; BR-101 fica interditada
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/09 14:31h

Uma carreta com produtos químicos tombou no Km-360 da BR-101, entre os municípios de Wenceslau Guimarães e Teolândia, no sul da Bahia, deixando o trânsito interditado nos dois sentidos da rodovia no início da tarde desta quarta-feira (2). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipes do órgão foram encaminhadas para o local do acidente e também acionaram a empresa responsável pelo veículo, a fim de evitar risco de explosões ou incêndios. O órgão de fiscalização tem informações de que, além carreta, o acidente envolveu outros veículos. Entretanto, ainda não tem detalhes. Em contato com o G1, um dos moradores da região informou que, além da carreta com produtos químicos, estão envolvidos no acidente uma segunda carreta, três carros de passeio e uma moto. Informações preliminares apontam que o condutor de um dos carros pequenos fez uma ultrapassem em uma curva. Ao tentar evitar o acidente, o motorista da carreta com produtos químicos acabou tombando no meio da pista. O condutor da segunda carreta também tombou, só que numa área lateral. Um dos carros de passeio acabou sendo atingido, como também a moto. Ariel Reis, morador da região, diz que apenas o motociclista saiu ferido. Não há informações sobre o estado de saúde dele. (Informações g1/Fotos Voz da Bahia/Carlos José)

Comente agora
Suspeito de matar jovem pede "desculpa" e diz que usa drogas
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 02/09 14:23h

O suspeito de ter matado a estudante de medicina Marianna Oliveira Teles, no bairro do Costa Azul, pediu "desculpas" pelo crime e justificou afirmando que é usuário de drogas. Gilmário Alves dos Santos, 22 anos, e outras três pessoas foram apresentadas nesta quarta-feira, 2, no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Gilmário afirmou que pretendia roubar o carro da jovem, mas atirou quando ela correu. A quadrilha que ele participa rouba veículos e leva para o bairro de Pernambués. Pela ação, eles recebem de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil. Gilmário, que já foi preso por tráfico de drogas e estava em liberdade há 25 dias, foi detido na casa onde mora, na região conhecida como "Inferninho", no bairro do Costa Azul. De acordo com a polícia, uma denúncia anônima, após a divulgação do retrato falado do suspeito, ajudou na investigação. Depois de detido, Gilmário apontou os comparsas: Jackson Leones Almeida Carneiro, 20; Fábio dos Santos, o "Bibi", 25; Marcos dos Santos Ferreira, 24; e um adolescente de 13 anos. Segundo a polícia, Jackson era responsável por levar os carros roubados para um desmanche em Feira de Santana (a 109 km de Salvador). Já Fábio teria convidado Gilmário para participar dos assaltos. Além disso, os policiais encontraram uma arma na casa dele. De acordo com a investigação, Marcos guardava as armas da quadrilha. Apesar dele integrar o grupo, não há confirmação da participação dele no latrocínio. Já o adolescente estaria junto com os bandidos no momento da morte da estudante.(BN)

Comente agora
SSP recebeu pedidos para matar criminosos: ‘Não somos justiceiros’, diz secretário
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 02/09 13:42h

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) recebeu solicitações que pediam que a polícia matasse os criminosos envolvidos no assassinato da estudante de Medicina Marianna Oliveira Teles, de 22 anos, após tentativa de assalto no bairro do Costa Azul. “Por incrível que pareça, até depois de um fato como este, nós da polícia recebemos informações de solicitações por parte da sociedade de que o melhor seria se os autores do crime viessem a ser mortos pela polícia”, contou o secretário Maurício Barbosa, durante coletiva sobre o caso. Segundo ele, pedidos como este fazem com que seja necessária uma “reflexão” sobre a qualidade do sistema prisional atual. Mais cedo, Barbosa criticou o fato de a Justiça liberar criminosos reincidentes. “A partir do momento em que a sociedade não acredita mais de que a aplicação da lei não dificultaria a operação criminosa, onde nós estamos vendo a impunidade crescendo no país, quando só resta a morte como opção, toda uma cadeia dentro desse processo precisa ser reformulada”, acredita. Questionado sobre como a SSP via pedidos como estes, o secretário defendeu que as forças policiais atuam dentro do processo legal, mas que mudanças são necessárias. “Se o sistema não funciona, vamos melhorar o sistema. Nós não somos justiceiros, nós temos a intenção de aplicar a lei. Agora nós precisamos fazer com que todo o sistema de segurança pública seja aperfeiçoado”, avaliou. “Não podemos chegar em uma situação como essa, em que a família ainda está chorando luto, querer fazer proselitismo, discurso barato. Então eu prefiro acreditar que todas as pessoas que se indignaram, que tenham condições de mudar esse panorama, auxiliem as polícias e a SSP a melhorar a qualidade da segurança”, concluiu.(BN)

Comente agora
Vigilante de prefeitura é sequestrado por quadrilha encapuzada em Rodelas
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 02/09 13:34h

Um vigilante contratado pela prefeitura municipal de Rodelas, a cerca de 450 quilômetros de Salvador, no norte da Bahia, foi sequestrado por três homens encapuzados na madrugada desta quarta-feira (2).De acordo com a Polícia Civil, a vítima estava em serviço quando foi abordada por criminosos e colocada dentro de um carro. O crime foi presenciada por algumas testemunhas. Funcionário da prefeitura local, o vigilante era responsável pela segurança de uma praça e dos carros do executivo municipal. Até a manhã desta quarta, a Polícia Civil ainda não há informações sobre o paradeiro da vítima. Além disso, a corporação detalha que não tem pistas sobre os autores do crime. A delegacia informou ao G1 que coleta informações que possam levar aos sequestradores. A família não foi procurada pelos criminosos.(G1)

Comente agora
"Me arrependo e quero pedir desculpas à família", diz suspeito de matar estudante de Medicina
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 12:30h

O jovem suspeito de matar a estudante Marianna Oliveira Teles o no bairro do Costa Azul, confessou o crime e disse ter se arrependido dele após ser apresentado pela polícia na manhã desta quarta-feira (2). Gilmário Alves dos Santos, 22 anos, revelou estar usando drogas quando tentou assaltar a vítima. "Me arrependo e quero pedir desculpas à família", disse o suspeito, ao ser questionado sobre o caso. Gilmário foi levado em seguida para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde ficará preso à disposição da Justiça. Ao todo, quatro pessoas envolvidas na morte de Marianna foram apresentadas na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) - entre elas, Gilmário. Ele tinha recebido alvará de soltura no dia 4 de agosto, três semanas antes do crime, que aconteceu na noite do sábado (29). Ao todo, ele tem oito passagens na polícia pelo tráfico de drogas. O jovem foi preso novamente na tarde de ontem (1º), em uma localidade conhecida como 'Inferninho', no Costa Azul, mesmo bairro onde Marianna foi assassinada. Uma operação está sendo realizada na região, e também no bairro de Pernambués, para coibir a violência e o tráfico de drogas nas duas áreas. O suspeito da morte da estudante de Medicina foi autuado em flagrante por latrocínio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Uma pistola 380, um revólver calibre 32, munições, maconha, material para acondicionar cocaína e uma balança foram apreendidos com Gilmário na tarde de ontem. 

Comente agora
Comandante da PM lamenta aumento de jovens em práticas criminosas
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 12:13h

Durante coletiva em que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) apresentou Gilmário Alves do Nascimento, suspeito de matar a estudante de medicina Marianna Teles, de 22 anos, no bairro do Costa Azul, o Comandante Geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, lamentou o aumento do envolvimento de jovens em práticas criminosas e convocou a população para uma reflexão. "Com relação a esse episódio, convidando a todos, inclusive os senhores que participassem, externando o quanto é difícil trabalharmos em uma vertente onde grande parte dos problemas, que vem das estruturas de uma sociedade que vivemos hoje, uma sociedade onde os valores são invertidos, uma sociedade que a gente assiste a todo o instante, um processo de crescimento da violência, partindo de atores que nos entristecem", disse. "No domingo tivemos uma ocorrência envolvendo um roubo a coletivo, onde foram apreendidos 4 menores. 10, 11, 12 e 13 anos. Um com um revólver 38. Ficamos perplexos quando lidamos com aqueles corpos franzinos, praticando essa prática periculosa. Imaginávamos, se um menor daquele reagisse naquele instante e houvesse uma reação da polícia, será que hoje não estariam dizendo que a polícia atingiu um menor? Mas é essa a sociedade que estamos vivendo hoje, são esses atores que estão inquietando a gente", declarou. "A Polícia Militar e a Polícia Civil tem se engajado bastante nesses 7 meses de comando, a polícia vem abordando bastante. Vamos intensificar ainda mais, e espero que cenas como essa não se repitam", completou. (Metro1)

Comente agora
Lutadora de jiu-jitsu imobiliza ladrão e ele grita: 'chama a polícia'
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 11:56h

Um homem suspeito de assalto em Açailândia (MA), no oeste do Estado, teve uma surpresa na noite dessa terça-feira (1º). Acompanhado de outro suspeito – ainda não localizado –, Wesley Sousa de Araújo, de 18 anos, anunciou o assalto a uma mulher no bairro do Jacu. O que ele não esperava é que a vítima fosse faixa azul de jiu-jítsu e lutadora de artes marciais mistas, o MMA. O caso ganhou repercussão nas redes sociais, com um vídeo publicado na internet. Usando um golpe de jiu-jítsu conhecido como ‘triângulo’, a lutadora Monique Bastos derrubou e imobilizou o ladrão, que pretendia levar seu celular. No vídeo, o ladrão clamava por socorro: “Chama a polícia, chama a polícia. Socorro!”. Com a cabeça ensanguentada, ele garantia que era a primeira vez no mundo do crime. “Socorro, Jesus! Foi a primeira vez que eu fiz isso, senhor. Foi a primeira vez que eu fiz isso”, dizia. Ao G1, Monique Bastos relatou como aconteceu o assalto. “Estava indo para a academia, treinar. Eles chegaram de moto, tomando logo meu celular. Eu pensei que eram amigos, mas logo que percebi que não eram, dei um puxão neles e derrubei a moto. O comparsa acabou levando meu celular”, conta.

Comente agora
Secretário cobra leis mais rígidas: ‘Não podemos mais conviver com situações como essa’
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 11:49h

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, cobrou leis mais rígidas para evitar casos como o da morte da estudante Marianna Oliveira Teles, de 22 anos, após uma tentativa de assalto no bairro do Costa Azul, em Salvador. “Não podemos continuar convivendo com situações como essa, em que pessoas que há 20 dias saíram da unidade prisional voltaram a delinquir. Precisamos de leis mais rígidas, efetivamente colocar segurança como pauta nacional”, disse Barbosa. O secretário disse que não adianta explorar o caso “de forma sorrateira” e defendeu que ele deve ser origem de proposições que “modernizem as leis” para melhorar a segurança no estado. Durante coletiva na sede da SSP, no Centro Administrativo da Bahia, Barbosa pediu ainda que se discuta a questão da impunidade, ao fazer referência ao caso do principal suspeito. Gilmário estava detido há oito meses no Complexo de Mata Escura, mas teve a prisão relaxada após a Justiça considerar que houve "a existência de constrangimento ilegal" em mantê-la. ”Sabemos o empenho das forças policiais dentro das condições. Estamos tratando de ritos processuais de 50 anos. Não devemos colocar uma ineficiência do nosso sistema como forma de esvaziamento da custódia”, criticou. “A sociedade deve exigir não só da polícia, mas temos que também colocar a responsabilidade pra quem deve”, completou. (Bahia Notícias)

Comente agora
Vigilante de prefeitura é sequestrado por quadrilha encapuzada em Rodelas
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 11:33h

Um vigilante contratado pela prefeitura municipal de Rodelas, a cerca de 450 quilômetros de Salvador, no norte da Bahia, foi sequestrado por três homens encapuzados na madrugada desta quarta-feira (2). De acordo com a Polícia Civil, a vítima estava em serviço quando foi abordada por criminosos e colocada dentro de um carro. O crime foi presenciada por algumas testemunhas. Funcionário da prefeitura local, o vigilante era responsável pela segurança de uma praça e dos carros do executivo municipal. Até a manhã desta quarta, a Polícia Civil ainda não há informações sobre o paradeiro da vítima. Além disso, a corporação detalha que não tem pistas sobre os autores do crime. A delegacia informou ao G1 que coleta informações que possam levar aos sequestradores. A família não foi procurada pelos criminosos.

Comente agora
Tiroteio deixa uma pessoa morta na sede da 'Vale' em Simões Filho
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 11:27h

Uma pessoa foi morta dentro da sede da Empresa Vale Rio Doce que fica na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, na manhã desta quarta-feira (2). O crime aconteceu por volta das 6h. De acordo com informações policiais, ocorreu uma troca de tiros entre seguranças da empresa e suspeitos de assalto. A remoção do corpo foi solicitada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) por volta das 9h30. O caso foi atendido pelo Comando Independente de Policiamento Especializado/Polo Industrial (CIPE/Polo). Ao chegar no local, a situação já tinha sido finalizada e a PM acionou a Polícia Civil, informou a corporação. Em contato do G1, a Vale informou que tem conhecimento da ocorrência e que apura o caso.

Comente agora
Jovens são identificados depois de forjar ‘toque de recolher’ no sudoeste baiano
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/09 10:55h

Adolescentes de Cordeiros, na divisa com Minas Gerais, foram identificados depois de alarmarem a cidade e os municípios vizinhos de Condeúba, Piripá e Mortugaba, com um falso “toque de recolher”. O caso ocorreu no último sábado (29), entre as 20h e 23h. De acordo com informações da Delegacia Territorial de Cordeiros, a ação teria como objetivo amedrontar a população, principalmente de Condeúba, por conta de uma morte de um morador em julho passado. Os menores teriam dito que iam vingar um homicídio de um "parça", o que não passou de blefe, conforme informou a Delegacia de Cordeiros. Os meninos tinham entreentre 14 e 16 anos. "Depois de desmentir, eles disseram também que não tinham nada a ver com facções criminosas”, informou um escrivão ao Bahia Notícias. Na segunda-feira (31), os jovens foram identificados, se apresentaram e, depois de serem ouvidos, foram liberados. Eles devem cumprir medidas socioeducativas por apologia ao crime com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). (BN)

Comente agora
SSA: Homens são presos acusados de assassinar um flanelinha na região da Calçada
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 10:53h

Policiais militares da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prenderam os acusados de matar, a facadas, o guardador de carros Eberton Oliveira dos Santos, o “Seu Mickey”. O crime aconteceu na última segunda-feira (31), na Avenida Oscar Pontes, na Calçada, em Salvador. Os acusados, identificados como Rafael Andrade de Oliveira, de 36 anos, e Bruno Vinícius de Aragão Pita, de 23, foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com a delegada da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), Cristiane Oliveira, a vítima teria sido responsável pelo assassinato do irmão de Rafael Andrade, Cláudio Andrade de Oliveira, de 49 anos. O “Seu Mickey” já tem passagem pela polícia por homicídio. O acusado Bruno Andrade também possui passagem pela polícia por homicídio, e ainda por tráfico de drogas, e roubo. A faca utilizada no crime foi encaminhada para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Bruno e Rafael foram apresentados na manhã desta terça-feira (1), e encaminhados ao sistema prisional. (Metro1)

Comente agora
Subcomando pede diminuição de 40% na carga horária dos PMs; polícia justifica
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 10:32h

A redação da Rádio Metrópole teve acesso a um ofício interno emitido pelo Subcomando da Polícia Militar da Bahia, assinado pelo Subcomandante Geral, Coronel Antonio José Barbosa Reis, solicitando a diminuição da carga horária dos policiais militares, devido à crise econômica vivida pelo país. "Em virtude do cenário econômico atual, que impõe sérias limitações orçamentárias e requer a adoção de medidas para a contenção de gastos, recomendo a V. Sa, que, a partir do corrente mês, reduza em 40% da carga horária dos militares estaduais empregados em regime extraordinário nessa CIPM", diz a nota. Leitores questionaram a postura da PM, na mesma semana em que o governador Rui Costa (PT) anunciou inclusive que pagaria horas extras para que o número de blitzes e operações crescesse na capital. Mas, segundo o Departamento de Comunicação da Polícia Militar, o ofício, embora verdadeiro, é direcionado somente para o efetivo que realiza atividades administrativas e internas, não sendo válido para policiais que atuam nas ruas. (Metro1)

Comente agora
Cachorro vítima de abuso sexual morre após cirurgia em Salvador
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 10:09h

O cachorro Cristóvão, que foi vítima de abuso sexual, morreu após passar por uma cirurgia, nesta terça-feira (1º). O animal estava no pós-operatório, mas acabou não resistindo. Ele foi encontrado agonizando, por uma moradora do bairro do São Cristóvão, em Salvador. Ela acionou a ONG (Organização não Governamental) Terra Verde Viva, que o socorreu. Inicialmente, a mulher pensou que o cão teria sido atropelado. Mas, após chegar a uma clínica, os veterinários descobriram que o animal tinha sido violentando. Cristóvão, como passou a ser chamados pelos veterinários, foi internado no dia 20 de agosto. De acordo com informações do veterinário Paulo Henrique Lopes, os ossos do cachorro pareciam estar destroçados. (R7)

Comente agora
Na Bahia, setor de segurança deve apresentar crescimento de até 50%
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 09:55h

Próximo ao Centro de Convenções de Salvador, uma viatura de uma empresa particular de segurança faz o patrulhamento de algumas ruas onde existem prédios de condomínios de classe média. Em condomínios residenciais da orla, em Stella Maris e Praias do Flamengo, moradores e visitantes convivem com o monitoramento de câmeras, cercas elétricas e alarmes de barreiras acionados a laser, que detectam a presença de qualquer pessoa ou veículo que não esteja devidamente credenciado. Consequência direta da falta de percepção de segurança, condomínios residenciais e empresas têm investidos pesado em dispositivos de segurança individuais e coletivos. Em seis meses deste ano, as empresas do setor admitem um volume de encomenda superior de até 50% em relação a igual período do ano passado. Os investimentos podem chegar a até R$70 mil reais, que incluem câmaras automatizadas com giro de 360º e sala de monitoramento com acionamento interligado à empresa de segurança. Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), diz que nos últimos cinco anos, o segmento de sistemas eletrônicos de segurança registrou uma média de crescimento de 10% ao ano, alcançando um faturamento de R$ 5,1 bilhões em 2014. A expectativa para este ano se mantém a mesma (10%), devendo atingir R$ 5,6 bilhões. Essa expectativa é justificada pela ampliação constante do uso das tecnologias, demanda crescente dos órgãos públicos de, aumento do consumo pelo segmento residencial, investimentos em segurança preventiva e atualização dos sistemas já instalados. 

Comente agora
Suspeito de integrar facção criminosa da Katiara é preso em Maragojipe
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 09:09h

Um homem suspeito de integrar a facção criminosa da Katiara foi preso pela Polícia Militar na madrugada da última terça-feira (01) numa praça na cidade de Maragojipe. Segundo a polícia, Lucas Barbosa dos Santos, vulgo ‘Lucas Preto’ foi é acusado de ter cometido vários homicídios na respectiva cidade e teria assumido o posto de líder no tráfico de drogas, antes pertencente a Gutemberg Santana de Oliveira, ‘Guduval’, preso durante uma ação da PM em São Félix no mês de Maio. Lucas já estava sendo procurado pela polícia e foi encaminhado à delegacia local onde permanece à disposição da Justiça. (Cruz na Tela)

Comente agora
Vera Cruz: Trio é preso e menor apreendida com arma e drogas
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 08:40h

Dois homens e uma mulher foram presos e uma menor de idade apreendida pela Polícia Rodoviária Estadual na cidade de Vera Cruz por volta das 16h da última terça-feira (01). De acordo com informações da PRE, os quatro suspeitos Davi da Rocha Pita, William da Rocha Pita, uma mulher que não teve o nome divulgado e uma menor de iniciais E.C.O residem no bairro Catiara em Amargosa e foram detidos pela guarnição após uma abordagem. Segundo a polícia, com os acusados foram encontrados uma pistola semiautomática com 18 munições, além de 44g de crack. Após análises da Polícia Civil foi verificado que Davi da Rocha Pita já tinha passagem pela unidade prisional no mês de julho, quando foi detido por porte ilegal de arma de fogo, sendo liberado por meio de alvará de soltura dias depois. Os suspeitos foram encaminhados pela Polícia Rodoviária Estadual para a delegacia local onde permanecem à disposição da Justiça. (Amargosa News)

Comente agora
Oficiais são remanejados de seus cargos e Comandante do 14º BPM de S. A. de Jesus fala sobre essas mudanças
Polícia  Postado por Anacley Souza - 02/09 07:51h

Oficiais da Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus serão remanejados de seus cargos e essa medida irá trazer mudanças no quadro efetivo do 14º Batalhão. Em entrevista a uma emissora de rádio o Tenente Cel. Adalberto Piton falou sobre o assunto e esclareceu alguns pontos. Segundo o militar, as funções duram cerca de dois anos e mudanças devem existir, tanto para o crescimento profissional quanto para a necessidade de remanejamento nas CBPM. Capitão Sávio assumirá o sub-comando do 14º CBPM no lugar do Major Melquíades, que será transferido para a capital baiana. A 1ª CIA será dirigida pelo Capitão Vaz. Já o Capitão Sandro assumirá a coordenação de Operações Policiais, “com a equipe montada iremos por em prática o nosso plano de metas”, disse. As mudanças irão recompor as funções vagas, o que segundo Piton não alterará a funcionalidade do Batalhão, “perdemos um oficial, então foi necessário fazer uma recomposição interna. Um trabalho administrativo”, explica.

Segurança na Zona Rural: cotidianamente várias denuncias de assaltos e o crescente índice de violência na zona rural do município e da região tem sido divulgadas nas mídias e a esse respeito o Comandante disse que todas as localidades rurais do município estão sendo atendidas por prepostos da PM, “foi criado um sistema de ronda específica para atender as 15 localidades do município, mas tudo isso precisa de recursos e auxílios do governo do Estado”, informou o militar acrescentando que com o período de chuva e as péssimas condições das estradas vicinais, prejudica os trabalhos.

Câmeras de segurança: a ampliação do vídeo monitoramento na região central da cidade e em algumas localidades tem ajudado os trabalhos da PM nas ocorrências, neste sentido, o comandante informou que a edição será expandida e que novas máquinas foram adicionadas, “queremos ampliar o raio de monitoramento e iremos implantar na entrada e saída da cidade assim como em alguns bairros para que possamos fazer um acompanhamento mais próximo do fluxo de pessoas e veículos que frequentam nossa cidade”, completa.

  1. Redação Voz da Bahia
Comente agora
Presos fazem Enem em busca de recomeço; 62 da Bahia foram aprovados em 2014
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/09 07:43h

Há 14 anos, Márcio Adriano Serapião dos Santos, 32 anos, vê os dias passando dentro da Penitenciária Lemos Brito (PLB), no Complexo da Mata Escura. Quando ele chegou ao presídio, já tinha o ensino médio completo, mas resolveu continuar investindo nos estudos para ter um futuro bem diferente do que o levou para o regime fechado. Condenado a 28 anos por cinco homicídios, Márcio já decidiu por onde vai mudar de vida quando deixar a cadeia, provavelmente, em 2029. Há dois anos, ele faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e já se prepara para participar novamente, este ano. E ele não é o único que tem planos para graduar-se ou, pelo menos, concluir o ensino médio durante ou após o fim do período de reclusão nas 22 unidades prisionais do estado. No ano passado, 636 presos fizeram o Enem na Bahia, 15% a mais do total de participantes inscritos em 2013, que foi 551.

Comente agora
Salvador: Grupo tenta roubar carro e troca tiros com a polícia no Stiep
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 07:16h

Moradores do bairro do Stiep, em Salvador, se assustaram com uma troca de tiros entre criminosos e policiais militares por volta das 22h desta terça-feira (1º). Segundo o Correio, quatro homens armados tentavam roubar um carro na rua Arnaldo Lopes da Silva, próximo a um posto de gasolina, quando foram surpreendidos pela viatura. Durante a perseguição, os suspeitos teriam iniciado uma troca de tiros. A 39ª Companhia Independente da PM informou que dois suspeitos foram presos e conduzidos para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). O carro não chegou a ser roubado e ninguém ficou ferido. (BN)

Comente agora
Homem é preso acusado de estuprar a prima na frente do marido e do amigo da vítima na Bahia
Polícia  Postado por Samile Macedo - 02/09 06:07h

Um homem foi preso acusado de estuprar a prima e mantê-la refém com o marido e um amigo no município de Ibirataia, localizado no sul da Bahia. A vítima de 40 anos informou à polícia que, ela, o marido e um amigo iam para casa quando foram abordados por Erisvaldo de Souza, conhecido como Nêgo Pirrôla, 29 anos, que teria convidado o trio para dormir na casa dele. Já no imóvel, Nego Pirrôla, aparentemente embriagado - segundo vítima - teria agredido e utilizado uma arma para ameaçar os três. Em seguida, todos foram amarrados e o homem teria violentado a prima na frente do marido dela. O crime aconteceu no sábado (29). Ainda de acordo com informações da polícia, o marido da vítima consegui se libertar e fugiu em busca de ajuda. No domingo, a prima e o amigo do casal foram libertados após o pagamento de R$15. As vítimas estiveram na delegacia na manhã desta segunda-feira (31) para registrar o caso. Uma guia foi expedida para que o trio pudesse fazer o exame de corpo de delito, no entanto, o médico não estava no local e os três desapareceram. O acusado está preso na DT/Ibirataia e nega ter cometido o crime.

Comente agora
‘Águia de Haia’: 10 prefeitos baianos têm bens bloqueados; metade é filiada ao PDT
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 02/09 01:13h

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o bloqueio dos bens de 10 prefeitos baianos após as investigações da operação “Águia de Haia”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que identificou desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça em 20 de julho e atinge os prefeitos de Camamu (Emiliana Assunção Santos - PP), Itapicuru (José Moreira de Carvalho Neto - PDT), Livramento de Nossa Senhora (Paulo César Cardoso de Oliveira - PRP), Mairi (Raimundo de Almeida Carvalho - PDT), Mirangaba (Dirceu Mendes Ribeiro - PDT), Nova Soure (José Arivaldo Ferreira Soares - PDT), Paramirim (Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt - PSD), Ruy Barbosa (José Bonifácio Marques Dourado - PT), Teixeira de Freitas (João Bosco Bittencourt - PT) e Uauá (Olímpio Cardoso Filho - PDT). A polícia suspeita que o esquema tenha desviado o montante de R$ 57 milhões em verbas federais para o uso exclusivo na área da educação. O registro dos autos, no entanto, não foram localizados nos sistemas da Justiça Federal ou do TJ-BA.

Comente agora
Suspeito de matar estudante recebeu alvará para sair de cadeia 3 semanas antes de crime
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 01/09 23:34h

O homem identificado como o suspeito pela morte da estudante de medicina Marianna Teles, 22 anos, no bairro do Costa Azul, recebeu alvará de soltura no dia 4 de agosto, três semanas antes do crime que vitimou a jovem. Gilmário Alves dos Santos foi preso em 11 de dezembro do ano passado por tráfico de drogas na região do Inferninho, na Boca do Rio. Gilmário, que já tinha passagem de 2013 também por tráfico de drogas, foi preso com cerca de 145 gramas de cocaína. Na época, ele negou que a droga fosse sua. Na decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, é mencionado que Gilmário estava preso há oito meses no Complexo da Mata Escura "sem que tenha dado causa à mora no andamento processual" - ou seja, sem atrasar o processo. A prisão foi relaxada porque a Justiça entendeu que havia "a existência de constrangimento ilegal" em mantê-la. A denúncia contra Gilmário foi recebida e foi marcada uma audiência para o dia 25 de fevereiro de 2016 pela manhã sobre o caso.

Comente agora
Dois homens são presos com arma e drogas na Ilha de Itaparica
Polícia  Postado por Anacley Souza - 01/09 20:31h

Dois homens foram presos na tarde desta terça-feira (1) acusados de porte ilegal de arma e tráfico de entorpecentes. Segundo informações da Policia Militar, , David Machado da Rocha e William da Rocha estavam em posse de uma pistola calibre 380, munições e pedras de crack. Ainda de acordo informações da PM, os suspeitos foram autuados em uma diligencia ocorrida no Bairro de Barra Grande na Ilha de Itaparica. Flagranteados a dupla foi encaminhada a 24ª Delegacia Territorial em Mar Grande onde seguem a disposição da justiça. As informações são do site Bocão News.

Comente agora
Suspeita de aplicar R$ 100 milhões em golpes pela internet é presa
Polícia  Postado por Anacley Souza - 01/09 18:47h

Uma empresária foi presa na manhã desta terça-feira (1º) em Ribeirão Preto (SP) suspeita de aplicar golpes pela internet que somam cerca de R$ 100 milhões. Segundo a Polícia Civil, Viviane Boffi Emílio era dona do site Pank e fez ao menos 42 mil vítimas em todo país. Ela e o marido, Michel Pierri de Souza Cintra, são investigados pelo Ministério Público há dez anos. O promotor Aroldo Costa Filho explicou que Cintra é ex-proprietário da empresa Stop Play, que também comercializava produtos pela internet e foi fechada há oito anos pela mesma prática de golpes em clientes. O empresário tem prisão decretada, mas está foragido. Viviane teve a prisão temporária decretada, com validade de cinco dias. A advogada do casal, Cláudia Seixas, afirmou que não comentará as acusações porque o processo ainda está em andamento. Uma das bases do site Pank funcionava no bairro Jardim Irajá, zona sul de Ribeirão, e contava com 60 funcionários. Segundo o promotor, o casal atuava com outros dois suspeitos. "Eles vendiam produtos, não entregavam, ou entregavam produtos falsificados e, assim, lesavam inúmeras pessoas no Brasil inteiro", afirma Costa Filho, destacando que empresas de publicidade também foram alvos dos suspostos golpistas. "[Eles] contratavam outdoors no Brasil inteiro para venda de produtos. A propaganda era feita e eles não pagavam essas empresas.

Comente agora
Feto é encontrado pendurado em árvore na cidade de Itaberaba
Polícia  Postado por Anacley Souza - 01/09 18:12h

Um feto foi encontrado enrolado em um saco plástico e pendurado em uma árvore no início da tarde desta terça-feira, 1º, no município de Itaberaba (distante a 255 Km de Salvador). De acordo com a delegada Isabel Cristina Martins, populares entraram em contato com a Polícia Militar informando que o feto estava pendurado em uma árvore no bairro Jardim Europa. Os militares e agentes da delegacia estiveram no local e constataram o fato. O feto foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal, em Feira de Santana (a 109 Km de Salvador). Ainda conforme a delegada, as investigações já foram iniciadas, mas polícia não tem suspeitas de quem deixou o feto no local. (A Tarde)

Comente agora
Teixeira de Freitas: homem é baleado dentro da casa do sogro no sul do Estado
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 01/09 17:40h

Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio, na rua Josias Garcia Leal, no bairro Redenção, em Teixeira de Freitas, no sul do Estado. De acordo com informações da polícia, dois homens invadiram a casa do sogro da vítima e dispararam várias vezes contra o homem. Conforme a polícia, após o crime os suspeitos fugiram. O sogro não sofreu nenhum ferimento. Autoria e motivação do crime são desconhecidas. A Polícia Civil está investigando o caso.(R7)

Comente agora
Polícia prende suspeito de matar estudante no Costa Azul no último sábado
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 01/09 17:06h

A delegada Andreia Ribeiro, da 1ª Delegacia de Homicídios, confirmou a prisão nesta terça-feira (1) do suspeito de matar a estudante de Medicina, Marianna Oliveira Teles, de 22 anos. Na segunda-feira (31), a Polícia Civil divulgou o retrato-falado do suspeito. Gilmário Alves dos Santos teria disparado contra a estudante na noite do último sábado (28), na Rua Coronel Durval Matos, no Costa Azul. A jovem ia visitar o seu namorado e se assustou quando o homem deu voz de assalto.(BN)

Comente agora
Carga de aparelhos eletroeletrônicos avaliada em R$400 Mil é recuperada pela polícia
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 01/09 16:44h

Policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubo a Cargas em Rodovias (Decarga), recuperaram na manhã desta terça-feira (01), por volta das 8h, uma carga de eletroeletrônico avaliada em mais de R$ 400 mil reais. De acordo com informações da polícia, a carga saiu da cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, com destino ao estado de Pernambuco, mas ao chegar na cidade de Loreto, na Bahia na BR 116 sul, bandidos anunciaram o assalto. O motorista do caminhão que fazia o transporte, Ailton Aparecido Bueno, 57 anos, informou que os bandidos estavam armados e fizeram ele de refém em um matagal, enquanto roubavam a carga. Ailton ainda contou que aproveitou um momento de distração dos bandidos para fugir pelo matagal e conseguiu acionar a polícia.(Aratu) 

Comente agora
Santa Catarina: garota de 15 anos recebe vídeo pelo celular e descobre que foi abusada em festa: "Não lembro de nada"
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 01/09 15:25h

O suposto estupro de uma adolescente de 15 anos por dois jovens de 21 durante uma festa na cidade de Joinville, em Santa Catarina, está sendo investigado pela Polícia Civil depois que vídeos do ato sexual foram compartilhados por um aplicativo de celular. "Eu tava dando uma volta com a minha amiga. Depois nós estávamos conversando com os dois [suspeitos] e eles ofereceram bebida. Eu bebi. Depois eu não lembro de nada", disse a vítima à RBS TV. O caso ocorreu no dia 8 de agosto em uma localidade conhecida como Ruazinha, em Joinville. Nesta rua sem saída, é comum ocorrerem festas com carros de som e bebidas, informou a polícia. Até esta segunda-feira (31), oito pessoas que compartilharam as imagens foram ouvidas. "Houve um certo estarrecimento das pessoas, como se não tivessem noção da gravidade da conduta praticada [compartilhar o vídeo] ", disse a delegada Tânia Harada, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. O boletim de ocorrência foi registrado quatro dias após a festa, quando a garota recebeu o vídeo por celular. Ela passou por exames dias depois da festa, mas não foi possível constatar se houve ou não estupro. "É um choque para uma mãe ver o que eles fizeram com a minha filha. Essas pessoas não podem continuar impunes, eles têm que ser punidos", disse a mãe da garota. A Polícia Civil investiga o possível estupro, o fornecimento de bebida e compartilhamento de imagens pornográficas de menor de idade.(Correio)

Comente agora
Salvador: Carro capota e cai em canteiro próximo à FTC, na Paralela
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 01/09 14:33h

Um veículo capotou e caiu em um canteiro central na Avenida Paralela, na tarde desta terça-feira (1º). De acordo com informações da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o acidente aconteceu por volta das 12h40, entre o shopping Paralela e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC).Ainda de acordo com a Transalvador, não há informações sobre quantas pessoas estavam no veículo, modelo Fiat Uno, nem se os ocupantes ficaram feridos. As circunstâncias do acidente também não foram detalhadas. O trânsito flui normalmente no local.

Comente agora
Menino baleado em atentado que matou criança em Irecê recebe alta
Polícia  Postado por Ionara Peixoto - 01/09 13:48h

Um menino de 6 anos, que foi atingido pelos disparos que mataram uma criança de oito anos e deixaram outra ferida no município de Irecê, no centro-norte da Bahia, recebeu alta após ficar internado no Hospital Regional da cidade. As informações foram obtidas com a assessoria de comunicação da unidade hospitalar na manhã desta terça-feira (1º). O menino foi liberado no sábado (29). De acordo com o 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o caso ocorreu na noite de sexta-feira (28), por volta das 20h. As vítimas brincavam na calçada no momento em que foram baleadas, no bairro Vivendas. Após os disparos, a menina de oito anos morreu no local, o menino foi socorrido para o hospital e a outra menina foi atendida pela equipe do Samu e liberada.

Alvos de crime: De acordo com a Polícia Civil, quatro jovens chegaram em um carro de cor vermelha e ficaram à espera de duas pessoas, que estavam em uma bicicleta. Ao avistá-los, a polícia indicou que o grupo começou a atirar contra a dupla. As pessoas que eram alvo dos tiros conseguiram fugir. Os quatros homens responsáveis pelos disparos, que têm idades entre 19 e 28 anos, foram localizados pela polícia e são mantidos em custódia na delegacia local. Conforme a Polícia Civil, ainda não há informações sobre a dupla que seria vítima da tentativa de homicídio.(G1)

Comente agora
RJ: Mulher teve bolsa atingida por bala perdida quando saía de shopping
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 01/09 12:08h

A designer Renata Brito Moret, 37 anos, afirma que sua bolsa foi atingida por uma bala perdida na porta do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio, na última sexta-feira. Numa rede social, ela contou que deixava o local, por volta das 16h30, na companhia de uma amiga, quando ouviu um barulho próximo dela como se algo tivesse caído dentro de sua bolsa. "Levei um susto danado pois o barulho foi alto e as pessoas a minha volta olharam também, mas vi que a bolsa não estava rasgada por fora nem nada. Na hora achei até que poderia ser uma amêndoa que tivesse caído do pé", explica Renata. Ela disse que encontrou um projetil calibre 22 dentro de sua bolsa, na manhã desta segunda-feira, e que a mesma estava rasgada em quatro lugares. "Até agora não sei o que houve, mas se tivesse pego em mim teria machucado e muito. Fiquem espertos ao andar por esta área. Tá feia a coisa", sugere. Segundo a Polícia Civil, até o momento, nenhum caso com essas características foi registrado na 14ª DP (Leblon).

Comente agora
Almadina: Presos fogem de delegacia na hora da janta de segurança
Polícia  Postado por Redação Voz da Bahia - 01/09 12:03h

Quatro presos fugiram da delegacia de Almadina, no Litoral Sul do estado. O fato ocorreu na sexta-feira (28). De acordo com a delegada Ana Cristina Soares Cabral, os fugitivos aproveitaram o momento em que um guarda municipal, que faz a segurança da delegacia, tinha se ausentado da carceragem. “Eles aproveitaram o momento em que o guarda foi jantar”, disse Ana Cristina. Segundo relato dos outros presos detidos à delegada, os fugitivos conseguiram sair da delegacia depois de serrarem a parte de baixo da cela e a grade de acesso ao pátio. Na delegacia de Almadina, a segurança é feitar por dois guardas, que se revezam no trabalho durante a semana. A polícia informou nesta terça-feira (1°) que continua as buscas na região para prender os fugitivos. No momento da fuga, nove homens estavam encarcerados. (Bahia Notícias)

Comente agora
Quadrilha rouba carro de aluna em estacionamento de academia na capital baiana
Polícia  Postado por Samile Macedo - 01/09 10:50h

Cerca de quatro homens armados invadiram o estacionamento da Well Academia, no bairro da Pituba, em Salvador, e levaram o carro de uma aluna que chegava ao local. A situação ocorreu na noite de segunda-feira (31). O crime ocorreu na Rua Miguel Navarro, por volta das 21h30. Não houve feridos. De acordo com a Polícia Militar, após roubar o carro, os suspeitos fugiram. A polícia chegou a fazer rondas pela região, mas não conseguiu localizar os suspeitos, nem o carro da vítima, até o momento. O caso ainda não foi registrado na delegacia responsável pela área. (G1)

Comente agora

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com