As comentadas


Boa tarde , Quarta-feira, 27/07/2016








Enquete



Reflita

Blog

Polícia

09
Fev
Transalvador apreende 310 credenciais de acesso a moradores no carnaval
Postado por: Débora Ayane / 17:15h

A Transalvador já apreendeu 310 adesivos destinados aos moradores que vivem nas proximidades dos circuitos do carnaval. As credenciais permitem o acesso de veículos à ruas da região e estavam sendo vendidas, alugados ou utilizadas para transporte clandestino. Os proprietários dos adesivos serão excluídos do credenciamento para a festa do ano que vem. A identificação dos donos do material é possível através da leitura do código de barras presente nos adesivos. Segundo a Transalvador, a tarja holográfica na parte inferior inibe a falsificação do adesivo por meio de cópias.

Comente agora
09
Fev
Policial civil do Ceará é preso por atirar durante manifestação de ambulantes na Barra
Postado por: Débora Ayane / 17:01h

Um inspetor da Polícia Civil do Ceará foi preso nesta terça-feira (9) por atirar para o alto durante a manifestação de vendedores ambulantes no início do circuito Barra-Ondina. Luís Eduardo dos Santos Nascimento se identificou como fiscal da Prefeitura de Salvador no carnaval e teve a sua pistola ponto 40, com brasão do governo cearense, apreendida. A Polícia Civil da Bahia investiga se ele trabalhava efetivamente para a gestão municipal e informou à Polícia civil do Ceará sobre o caso.

Comente agora
09
Fev
Membro da Unidos de Vila Maria é detido por agressão
Postado por: Débora Ayane / 16:53h

A apuração do desfile das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo está sendo marcada por muita confusão e briga. As confusões começaram após dois jurados terem esquecido de dar notas nos quesitos para os quais foram designados. O integrante da escola de samba Unidos de Vila Maria foi detido e algemado pela polícia civil. Pelo menos 20 agentes policiais estão no local. Segundo a repórter da Globo News, a polícia agiu com bastante violência. O delegado Osvaldo Nico explicou que o integrante foi preso por agressão aos policiais. Ele estava sendo contido pelos agentes por conta da comoção em volta da apuração. O integrante da Vila Maria foi autuado em flagrante e encaminhado para a delegacia da região. (N. ao Minuto)

Publicidade

Comente agora
09
Fev
SSA: Jovem é torturado e executado após ser retirado de coletivo na volta do carnaval
Postado por: Débora Ayane / 16:00h

Um jovem foi morto no retorno do circuito de carnaval na madrugada de domingo (7), na periferia de Salvador. Segundo informações da polícia, Gabriel Borges, de 19 anos, foi reconhecido por um grupo de homens no interior de um micro-ônibus na região do Subúrbio. Relatos apontam que os demais passageiros foram obrigados a descer do veículo e o jovem foi levado até outro local. Horas depois, o corpo de Gabriel foi encontrado com sinais de tortura e disparos de arma de fogo na Travessa Retirolândia, na Lagoa da Paixão, área limítrofe entre a Valéria e o bairro de Fazenda Coutos, conforme registrado no boletim de ocorrências da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Não há informações sobre os responsáveis e a motivação do crime. (Bocão News)

Comente agora
09
Fev
Prado: Menores são apreendidas em tentativa de vender cocaína e maconha em carnaval
Postado por: Débora Ayane / 15:45h

Três adolescentes foram apreendidos ao tentar vender drogas no circuito do carnaval da cidade de Prado, no extremo sul do estado. As jovens foram surpreendidas por policiais militares da Cipe-Mata Atlântica, que faziam rondas de rotina no carnaval. Na abordagem, as menores contaram inicialmente que vendiam cervejas, o que já é proibido para adolescentes. Depois, uma delas confessou que portava cocaína, e a outra adolescente, maconha. Os policiais ainda apreenderam cinco papelotes de cocaína e quatro buchas de maconha. Segundo o Teixeira News, as três jovens, que foram conduzidas à Base da Polícia Militar instalada na Praça de Eventos, serão apresentadas nos próximos dias ao Ministério Público estadual. Já a droga deve ser entregue à Delegacia Regional de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), em Teixeira de Freitas.

Publicidade

Comente agora
09
Fev
Após ambulantes denunciarem agressões, PM garante retirada da Guarda Municipal
Postado por: Débora Ayane / 13:03h

Continuam nesta terça-feira (9) as manifestações por causa da exclusividade da Schin nos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador e da consequente ação da prefeitura para tomar dos ambulantes cervejas de outras marcas. Os ambulantes denunciam os excessos da Guarda Municipal e cobram, sobretudo, a presença do prefeito ACM Neto (DEM) nas negociações. Enquanto Neto não se reúne com os ambulantes e com a polícia, os que tiveram as mercadorias tomadas, muitas vezes de forma truculenta, afirmam, estão cada vez mais revoltados. Ontem, por exemplo, houve confronto direto. “Depois ele faz uma gracinha na favela e todo mundo vota nele”, gritava uma manifestante no início desta tarde, em pleno Farol da Barra.

Comente agora
09
Fev
Jovem de 20 anos é empurrada de janela do 1° andar pelo ex-namorado
Postado por: Débora Ayane / 12:50h

Uma mulher de 20 anos foi empurrada da janela do primeiro andar do prédio onda mora, no município de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, na segunda-feira (8). Segundo informações da Polícia Militar (PM), o autor da agressão, um homem de 27 anos, é ex-namorado da vítima e foi preso em flagrante. A jovem sofreu apenas ferimentos leves. Ainda de acordo com a PM, o agressor entrou no apartamento da ex-namorada usando a mesma janela pela qual a vítima foi empurrada. A polícia informou que a janela fica a cerca de quatro metros do chão. O homem foi levado até a delegacia da cidade, onde segue preso até a manhã desta terça-feira (9). A jovem foi encaminhada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com informações do serviço social da UPA, a vítima sofreu apenas ferimentos leves e passa bem. (G1)

Comente agora
09
Fev
PM realiza ginástica laboral para que soldados trabalhem 'leves e alegres' no Carnaval
Postado por: Samile Macedo / 12:38h

Antes do trabalho diário no Carnaval de Salvador, os policiais militares têm participado de uma ginástica laboral promovida pelo Grupo de Teatro da PM, na tentativa de reduzir o desgaste e cansaço ligados à atividade. "Estamos aqui para desestressar de uma forma lúdica, levando as mensagens para que os colegas vão para as ruas leves, alegres e que tratem os cidadãos como devem ser tratados", afirmou a coordenadora do grupo, soldado Celina. Também são oferecidos à tropa, serviços de psicólogo, nutricionista, massagens, medição da pressão arterial, atividades do Centro de Educação e Desportos, entre outras ações. Veja:

Comente agora
09
Fev
Itiruçu: Polícia procura por mulher que foi tirada da delegacia após ser presa
Postado por: Samile Macedo / 12:32h

Policias continuam nesta terça-feira (9) à procura de uma mulher que foi retirada de dentro da delegacia de Itiruçu, no Vale do Jiquiriça. Segundo informações da Delegacia Territorial, o fato ocorreu na madrugada deste domingo (7), por vota de 1h da madrugada. Em torno de cinco homens invadiram a delegacia, renderam o único carcereiro (que teve o celular roubado) e soltaram Rafaela Silva Santos, de 30 anos. Ela tinha sido presa em flagrante no sábado (6) por policiais militares sob acusação de tráfico de drogas. Com ela, também foram apreendidos 14 pedras de crack, cinco gramas de maconha, três munições de revólver calibre 38, e uma quantia em dinheiro, não revelada. Até o começo da tarde desta terça, guarnições da PM e Cipe Sudoeste continuam as buscas pela mulher e os cinco homens que a levaram da delegacia. (BN)

Comente agora
09
Fev
Planejamento para o São João de S. A. de Jesus está praticamente pronto, revela comandante do 14º BPM
Postado por: Samile Macedo / 12:14h

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus, Tenente Cel. Adalberto Piton ainda está atuando em uma das coordenações do circuito do carnaval de Salvador e já pensa nos planejamentos de segurança para o São João de Santo Antônio de Jesus 2016. Inicialmente ele relata em entrevista coletiva que a segurança no interior do Estado no período carnavalesco foi feita após um remanejamento de efetivo, ele explica que o Alto Comando tem analisado os índices de violência e foi constatado que a Secretaria de Segurança Pública do Estado tem dado um verdadeiro show no intuito de garantir tranquilidade aos cidadãos, de modo que o 14º Batalhão até o momento não teve nenhuma ocorrência no período carnavalesco sob seu território de explosão de caixas eletrônicos, devido a uma importante estratégia adotada que tem apresentado resultados positivos. “Temos alguns problemas de efetivo, os quais serão minimizados no mês de Abril com a formatura de novos policiais”, pontuou. O comandante revela já discutir os preparativos para o São João na cidade santoantoniense comentando acerca do evento na semana passada, sendo que antes deste há a Feira de Caxixis que acontecerá na cidade de Nazaré das Farinhas para analisar. O tenente acredita ter neste ano um suporte melhor para o São João. “O Comandante-Geral demonstrou uma preocupação com a festa junina no município e me garantiu que nós vamos adotar melhores estratégias para esse ano, principalmente no entorno da festa, empregando mais policiais, mais viaturas. O planejamento para o São João está praticamente pronto, estamos apenas fazendo alguns ajustes e acredito que Santo Antônio de Jesus terá o melhor evento da Bahia e o Alto Comando já tem consciência disso”, concluiu.

Publicidade:

Redação Voz da Bahia/Samile Macedo

Um comentário
09
Fev
Agentes da Draco apreendem traficante e drogas, que seriam vendidas no Carnaval
Postado por: Samile Macedo / 11:52h

Equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), apreenderam ontem (9/02), uma quantia de R$ 8 mil, além de dois quilos de crack e meio quilo de cocaína, que seriam comercializados durante o Carnaval de Salvador. A droga estava em posse de Vandisneya Santos Silva, de 23 anos. De acordo com o delegado do Draco, Alexandre Narita, que coordenou a operação, no momento da prisão – efetuada na região da Brasilgás, na BR-324 -, Vandisneya iria fazer a entrega da droga, trazida de Feira de Santana, para outra comparsa, identificada como Virgínia Lucia Macedo Machado, 37. “As informações que possibilitaram a prisão da dupla foram colhidas pelas equipes veladas que estão trabalhando nos circuitos do Carnaval”, revelou Narita. Na casa de Virgínia, no bairro da Plataforma, os policiais encontraram ainda quatro armas de fogo, sendo três revólveres calibre 38 e uma pistola calibre 380, e uma balança de precisão. Ela alegou que apenas guardava as armas para traficantes da região do Subúrbio. As duas mulheres foram autuadas em flagrante por tráfico e foram encaminhadas ao Sistema Prisional.  (Aratu)

Comente agora
09
Fev
Colisão em Muniz Ferreira no último domingo deixou uma vítima fatal, revela cidadão
Postado por: Samile Macedo / 11:28h

Uma grave colisão entre dois carros de passeio ocorrida por volta das 7h40 do último domingo (07), na cidade de Muniz Ferreira (cerca de 210 quilômetros de Salvador) deixou uma vítima fatal. Um dos envolvidos no acidente, o conhecido ‘Vaval do Mutum’ residente em Santo Antônio de Jesus informa que estava voltando da ilha conduzindo seu carro modelo Pick-up Frontier, cor branca ocupado por ele e seus dois irmãos de nomes não revelados há cerca de 60 Km/h para um evento quando nas imediações do posto nas estradas da referida cidade, sentido Santo Antônio de Jesus um veículo modelo Prisma, licenciado na cidade de Santo Estêvão ocupado por cinco pessoas de nomes não relatados, incluindo uma criança, saiu em sua direção, ele tentou frear bruscamente, mas de nada adiantou, a colisão aconteceu. “Desci do meu veículo, graças a Deus não tive nada, só danos materiais, dei a devida assistência aos envolvidos, retirei a criança a qual não sofreu ferimentos do automóvel, liguei para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que ao chegar fez os primeiros socorros e outros procedimentos durante cerca de 1h para depois levar ao Hospital Regional. Os policiais rodoviários também prestaram assistência. Após o acontecido voltei a entrar em contato com familiares das pessoas e me foi informado por meio de familiares que a senhora que estava no banco de trás do veículo veio a falecer, o casal que sofreu algumas escoriações e a criança por sua vez tiveram alta da unidade hospitalar. Tudo o que podia ser feito foi realizado”, contou. O cidadão disse ainda que todos de ambos os carros estavam com cinto de segurança, porém, reconhece que tudo se tratou de uma fatalidade e o óbito foi provocado pelo impacto da batida. Ele agradece ao apoio prestado pelos cidadãos. (Atualizada às 10h52 desta terça-feira (09))

Publicidade:

Redação Voz da Bahia/Samile Macedo

Comente agora
09
Fev
Bandidos explodem banco em Jacobina e fazem moradores reféns
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:23h

Cerca de oito homens fortemente armados com fuzis, explodiram a agência do Banco do Brasil e fizeram moradores reféns, na cidade de Jacobina, região da Chapada Diamantina, na madrugada desta terça-feira (9). De acordo com a Polícia os bandidos arrombaram a porta do fundo do banco e explodiram os caixas eletrônicos. A ação aconteceu por volta das 1h30 da manhã e durou cerca de duas horas, segundo moradores. Ainda segundo moradores, foram ouvidas explosões no centro da cidade e em seguida vários disparos de armas de fogo. Os bandidos fugiram em caminhonetes com os reféns, que foram libertados no distrito de Palmeirinha, cerca de 10km distante da cidade. Para inibir o trabalho da polícia, os assaltantes espalharam lanças artesanais na saída da cidade para furar os pneus das viaturas. De acordo com funcionários do banco, a quantia levada está estimada em cerca de 10 milhões de reais. Ninguém foi preso até o momento. (Metro1)

Um comentário
09
Fev
Mais de 3 mil armas brancas são apreendidas em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:05h

Foram apreendidos até as 6h desta segunda-feira (07), cerca de 3434 objetos com potencial de arma branca pela Guarda Municipal de Salvador (Seest) juntamente com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que está atuando nas ações de apoio aos órgãos públicos e ao cidadão durante o Carnaval 2016. O número representa um aumento de 9,47% em relação ao mesmo período do ano passado. Comparado ao ano de 2015, este ano houve um aumento significativo nos recolhimentos de garfos de metal, facões e facas, com um acréscimo de 236%, 125% e 12%, respectivamente, de acordo com a Seest. Durante os trabalhos, diversas ocorrências como tentativas de agressões a agentes públicos, vias de fatos, desacatos, recolhimento de menores perdidos, em ações junto ao Conselho Tutelar, dentre outros, também foram registradas.

Comente agora
09
Fev
Mulher é encontrada morta numa cama com gasolina pelo corpo em Conceição do Coité
Postado por: Samile Macedo / 07:27h

Um homicídio intrigou os policiais no bairro Alto da Colina, situado no município de Conceição do Coité, a 210 km de Salvador. Uma mulher foi encontrada morta, com sinais de violência pelo corpo e regada com gasolina, na cama do imóvel onde morava com a família. As informações foram confirmadas pela DT (Delegacia Territorial). Vizinhos sentiram o forte cheiro de gasolina proveniente da casa onde a mulher morava e após chamarem a vítima e não obterem resposta, resolveram arrombar a porta, encontrando em seguida, a jovem sem os sinais vitais. A polícia suspeita que o agressor tentou causar um incêndio, entretanto, não teve tempo de concluir a ação e fugiu. A mulher tinha vários ferimentos pelo corpo provocados por arma de fogo e já se encontrava em estado de gigantismo. O corpo foi removido pelo DPT (Departamento de Polícia Técnica) e encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Feira de Santana). Conforme a DT, o marido da vítima trabalha em Salvador e é um dos suspeitos do crime, já que ainda não compareceu na unidade policial. A polícia Civil está investigando o caso. (R7)

Comente agora
09
Fev
Ciclista é atropelado por caminhão em rodovia federal do estado
Postado por: Samile Macedo / 07:03h

Um ciclista morreu atropelado por um caminhão em um acidente ocorrido no final da noite de segunda-feira (8) em Camaquã, no Sul do estado, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O atropelamento aconteceu na altura do km 400, na BR-116, por volta das 22h na ponte do Arroio Duro, no sentido Guaíba - Cristal. O homem pedalava junto ao muro da ponte quando foi atingido pelo caminhão. Ele ainda não tinha sido identificado. 

Comente agora
08
Fev
Veja vídeo do protesto dos ambulantes no Carnaval de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:23h

Vendedores ambulantes protestaram no Farol da Barra, local do início do circuito Dodô (Barra/Ondina) do carnaval de Salvador, desde as 14h40 desta segunda-feira (8). Os ambulantes manifestam contra a proibição da venda de diversas marcas de cerveja, pois é permitido apenas comercializar uma marca nos dois circuitos principais do carnaval de Salvador, na Barra e Campo Grande. Manifestantes alegam que a polícia estava apreendendo mercadorias durante o carnaval. "Eles tinham é que ir no mercado pegar as mercadorias lá e não da gente que é trabalhador. Porque a gente só pode vender uma marca de cerveja? Isso está errado", disse Luiz Alberto, vendedor ambulante que protesta contra a proibição. Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que todo efetivo situado nas proximidades da Barra foi acionado até o local do protesto para evitar confronto entre ambulantes e fiscais da prefeitura, mediando a situação através do diálogo. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), informo que cabe ao ógão apenas atender as determinações estabelecidas no decreto assinado pela prefeitura.

Veja vídeo abaixo:

Comente agora
08
Fev
Polícia encontra carro usado por bandidos, que mataram professor aposentado da UFBA em Jaguaripe
Postado por: Anacley Souza / 18:53h

A polícia do município de Jaguaripe encontrou na manhã desta quinta-feira (5/02), o carro (uma Pick Up Chevrolet S-10) do professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Marcus Vinicius de Oliveira Silva, morto com um tiro na cabeça, na noite da última quinta-feira (4/02). O veículo, usado pelos dois homens que sequestraram e mataram Marcus Vinicius , foi encontrado na zona rural de Nazaré. O o investigador Marcos Pinto, da delegacia de Jaguaripe, disse que a polícia já tem pistas dos criminosos. “Mas não podemos entrar em maiores detalhes”, disse. Segundo ele, dois homens foram até a casa do professor, por volta das 19h da última quinta-feira (4/02), e disseram que uma amiga dele passava mal. “O que sabemos é que um dos suspeitos se identificou como neto da mulher. Ao sair de casa para prestar socorro à amiga, Marcus, que era muito solicito e bem quisto pelos moradores foi rendido e levado de carro até uma estrada de terra do povoado. Lá, ele foi executado com um tiro na cabeça. Os criminosos fugiram em seguida com o veículo, que foi abandonado e achado por nós hoje”, contou Pinto. Marcus Vinicius nasceu em Minas Gerais e tinha mestrado em Saúde Pública pela Ufba e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O corpo do professor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e deve ser levado para Belo Horizonte, onde mora a família, para ser sepultado.

Comente agora
08
Fev
Homem morre após ser torturado por traficantes em favela de Minas Gerais
Postado por: Débora Ayane / 16:40h

Câmeras da Prefeitura de Belo Horizonte instaladas na Pedreira Prado Lopes filmaram o momento em que um usuário de drogas é torturado e morto por supostos traficantes. De acordo com a polícia, o crime aconteceu por conta dos furtos que a vítima, identificada como Edson de Oliveira, de 56 anos, cometia no comércio local. O rapaz, que seria usuário de drogas e morava na PPL há cerca de 30 anos, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Um dos agressores identificados na filmagem é Filipe Douglas de Sousa, de 28 anos, considerado um dos chefes do tráfico de drogas na Pedreira. Além dele, também foi flagrado Reginaldo Almeida, de 52 anos, homem de confiança de Sousa. As investigações revelaram que Sousa tinha carros e casas de luxo, avaliados em mais de um milhão de reais. O chefe, que já era investigado pela polícia desde o início do ano, não morava em BH na tentativa de não levantar suspeitas. Ele foi preso durante uma festa que havia organizado.

Publicidade

Comente agora
08
Fev
600 crianças foram identificadas em trabalho infantil no Carnaval
Postado por: Débora Ayane / 16:13h

Cerca de 600 crianças em possível situação de trabalho infantil e de risco já foram identificadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). De acordo com o balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (8), pelo titular da pasta, Bruno Reis, em coletiva na Sala de Imprensa Oficial do Carnaval, no Campo Grande, ao todo, foram mais de três mil abordagens até agora, 173 acolhimentos e 53 notificações de pais e responsáveis que se recusaram de tirar os menores dos circuitos. As 173 crianças acolhidas estão abrigadas nos quatro Centros de Convivência Temporária montados pela Prefeitura nas proximidades dos dois principais circuitos da festa.

Publicidade

Comente agora
08
Fev
Delegacia digital já registrou 817 ocorrências no Carnaval de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:35h

Um dos serviços disponibilizados pela Polícia Civil para agilizar o atendimento ao cidadão durante o Carnaval 2016, a Delegacia Digital já contabilizou o registro de mais de 800 ocorrências, desde a sexta-feira (4) até as 11 horas deste domingo (11). De acordo com a delegada Célia Miranda, coordenadora da plataforma digital, até agora os usuários do serviço registraram 541 documentos perdidos, 150 furtos de documentos, 119 furtos de objetos e sete furtos de veículos. O cidadão pode acessar a Delegacia Digital de qualquer computador conectado à internet, agilizando o registro de ocorrência sem a necessidade de deslocar-se a uma unidade policial. Para tanto, basta digitar o endereço eletrônico www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br, no qual o folião também pode reportar o desaparecimento de pessoas, de forma simples e segura. Em no máximo 30 minutos, o cidadão receberá a certidão da ocorrência por e-mail, depois de preencher um formulário com os dados pessoais e a natureza do registro, podendo, inclusive, obter a segunda via do documento, caso seja necessário.

Comente agora
08
Fev
Suspeitos de furto sofrem acidente após perseguição policial no ES
Postado por: Débora Ayane / 15:01h

Três suspeitos de furto a uma casa se acidentaram após uma perseguição policial, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. O carro bateu em uma árvore. Após o acidente, Daiane de Jesus da Silva, 24 anos, Kamyllo Vieira de Souza Soares, 20 anos, e Lucas Rodrigues Elias, 20 anos, sofreram ferimentos e foram levados ao Hospital Silvio Avidos. Nenhum deles se machucou gravemente. O carro em que os jovens estavam passou por uma revista e foram encontraram aparelhos de televisão, bijuterias, roupas e perfumes. Segundo os militares, os objetos podem ter sido furtados. Após receberem assistência médica, os três suspeitos foram levados ao Centro de Detenção Provisoria de Colatina, onde aguardarão por julgamento pelo crime de furto qualificado, cometido por mais uma pessoa. Caso condenados, Daiane, Kamyllo e Lucas poderão receber pena de 2 a 8 anos de reclusão e multa.

Comente agora
08
Fev
Prefeitura identifica 600 crianças em situação de trabalho infantil durante Carnaval
Postado por: Débora Ayane / 14:45h

Equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) identificaram cerca de 600 crianças em possível situação de trabalho infantil e de risco até esta segunda-feira de Carnaval (8). No total, foram mais de 3 mil abordagens, 173 acolhimentos e 53 notificações de pais e responsáveis que se recusaram de tirar os menores dos circuitos. "Nosso apelo é para que os trabalhadores que não têm com quem deixar seus filhos os deixem sob a nossa responsabilidade. Nossos espaços têm psicólogos, assistentes sociais, as crianças fazem seis refeições por dia e participam de atividade de vivência, lazer e esporte. Ontem (07) mesmo realizamos bailinhos de Carnaval para as crianças acolhidas.

Comente agora
08
Fev
Salvador: Ambulantes fazem protesto na Barra contra proibição de venda de marcas diversas de cerveja
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:34h

"O povo unido jamais será vencido", gritam os ambulantes em protesto na Barra. O clima está bem tenso no início do circuito Dodô. Garrafas e chinelos foram jogados contra policiais. Ambulantes dão continuidade ao protesto na Barra, porque tiveram mercadorias apreendidas. O cantor Bell Marques, que vai comandar o bloco Camaleão a partir das 15h, pede aos foliões e a seus músicos que saiam da rua. (G1/Bahia)

Comente agora
08
Fev
Ônibus cai de viaduto e rodoviários sofrem tentativa de assalto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:23h

O motorista Ronaldo Cerqueira dos Santos e o cobrador, Adriano Santiago dos Santos, ambos rodoviários da empresa Integra Plataforma, sofreram um acidente na madrugada desta segunda-feira (8) em São Tomé de Paripe. Feridos, os rodoviários ainda sofreram uma tentativa de assalto no local do acidente. O crime aconteceu por volta das 2h, no viaduto da Base Naval de Aratu. Só os dois rodoviários estavam no coletivo, quando o motorista Ronaldo perdeu o controle da direção. Segundo informações da Central de Polícia, o ônibus tombou e despencou do viaduto. Mesmo feridos, Ronaldo e Adriano ainda sofreram uma tentativa de assalto por um suspeito em um carro de cor prata. Segundo a polícia, os rodoviários foram ameaçados com uma arma. Uma viatura da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (Periperi) esteve no local, mas não conseguiu prender os suspeitos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e percebeu um vazamento de combustível, mas a área foi isolada e o problema controlado. Os rodoviários foram socorridos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para um hospital da cidade (Samu). (Correio)

Comente agora
08
Fev
Grupo armado invade delegacia e liberta detenta em Itiruçu
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:23h

Um grupo de quatro homens invadiu a delegacia de Itiruçu, na região centro-sul do estado, e libertaram uma detenta. De acordo com a polícia da cidade, a ação aconteceu por volta da 1h desta segunda-feira (8). O grupo estava fortemente armado e no momento do crime apenas o carcereiro estava na delegacia. Ele foi feito refém e forçado a abrir a cela onde ela estava. Rafaela Santos Silva, de 30 anos, estava presa desde o último sábado (5), acusada de tráfico de drogas. Uma equipe da Polícia Militar foi chamada logo depois da fuga, mas os agentes não conseguiram encontrar os criminosos. Buscas estão sendo realizadas na região, mas até o momento ninguém foi preso. Outros cinco detentos estavam na delegacia no momento da invasão, mas ninguém fugiu.

Comente agora
08
Fev
Polícia já conduziu mais de 2 mil pessoas para postos e delegacias
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:15h

A atuação policial no carnaval de Salvador cresce à medida que um maior número de abordagens resulta em uma maior quantidade de conduções de pessoas por uso ou tráfico de drogas. Somente em 2016 já foram conduzidas 2151 pessoas para postos integrados e delegacias de área, um número 41,1% maior do que no ano passado, quando foram 1524. Por tráfico de drogas, foram 1164 conduzidos e presas este ano, contra 798 de 2015, um aumento de 45,9%, enquanto no interior houve redução de 80% em crimes de lesão corporal de 5 para 1 e nenhum homicídio doloso. Os dados foram apresentados durante o balanço do quarto dia de operação do Carnaval 2016, realizado na sede do Quartel da Polícia Militar, nos Aflitos, na manhã desta segunda-feira (8). Todas as manhãs, equipes envolvidas na segurança pública da festa, entre representantes da Secretária de Segurança Pública (SSP), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, além de Defesa Civil, Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e outras organizações, discutem os dados e a produtividade das ações de segurança da festa. Nesta segunda ainda foram apresentadas armas brancas apreendidas durante festa, entre facas, facões, e outros objetos perfuro-cortantes.

Comente agora
08
Fev
SSA: Após ser esfaqueada 13 vezes pelo marido, mulher desabafa: “Denunciem, a vida da gente vale mais”
Postado por: Débora Ayane / 13:45h

Mais um caso de violência doméstica foi registrado em um lar da capital baiana. A diarista Marli de Jesus relembra os momentos de pânico que viveu após ser esfaqueada pelo próprio companheiro, com quem tinha um relacionamento de mais de dez anos e uma filha adolescente. "Estava voltando da praia, quando fui ao banheiro e voltei, ele pegou a peixeira e começou a me esfaquear pelas costas, dizendo que se eu não ficasse com ele não ficaria com mais ninguém". No imóvel onde o crime aconteceu, no Candeal, marcas de sangue ainda são encontradas na parede. Marli relata que, enquanto era golpeada, a filha do casal tentou interferir e terminou sendo apunhalada também pela arma branca. "Isso é um bicho, um monstro, que até a própria filha ele esfaqueou". A vítima disse que, a partir daquele dia, sua vida foi radicalmente modificada, já que, além de viver assustada, perder a casa e levar no corpo as sequelas da agressão, já não consegue trabalhar por conta dos ferimentos. "Como vou sustentar minha filha adolescente se já nem posso trabalhar?".

Comente agora
08
Fev
S. A. de Jesus: Delitos diminuem e abordagens se intensificam em comparação com 2015, aponta balanço do 14º BPM
Postado por: Samile Macedo / 13:34h

01 – Rondas de prevenção a roubos em SAJ: Durante a semana, rondas táticas foram realizadas nas ruas da cidade, prevenindo roubos e outros delitos, típicos dos dias em que antecedem o período de carnaval, onde perpetradores tentam se capitalizar para usufruírem do evento carnavalesco. Como resultado, o comparativo em relação ao ano anterior (segunda a domingo) evidencia redução de:

75% quanto a roubo a pessoa (2015: 36 roubos / 2016: 09 roubos);

80% quanto a roubo a casa comercial (2015: 05 roubos / 2016: 01 roubo);

33% quanto a homicídios ((2015: 03 homicídios / 2016: 02 homicídios);

30% quant. de pessoas abordadas (2015: 568 pessoas / 2016: 767 pessoas)

Ressalta o 14º Batalhão que, apesar de emprego do efetivo na Operação Carnaval em Salvador, o policiamento na cidade de Santo Antônio de Jesus não sofrerá prejuízo, garantindo a sensação de segurança para consumidores, funcionários e comerciantes durante a segunda-feira de carnaval, em que o entro comercial funcionará em horário especial.

02 – Violência Doméstica em SAJ: Durante a semana, 06 (seis) ocorrências de violência doméstica foram registradas em Santo Antônio de Jesus, onde apenas em um dos casos, foi possível a apresentação dos envolvidos na Delegacia de Polícia. Nos demais casos, os autores não se encontravam em casa, ou a vítima negava a agressão, alegando que vizinhos inventavam a ocorrência por intromissão na vida pessoal do casal.

03 – Poluição Sonora: Cinco ocorrências de poluição sonora foram atendidas pelas guarnições PM ao longo da semana, sendo os veículos, ou proprietários de estabelecimentos advertidos e/ou notificados.

04 – Operação Tiroteio no Alto Santo Antônio: Durante a semana, foram realizadas incursões por guarnições do Tático Móvel e Seção de Inteligência PM, para identificar, prender, conter e prevenir ocorrências eventuais de troca de tiros entre marginais no Bairro Renato Machado (Alto Santo Antônio), não sendo após o início das rondas no bairro, registrado o evento criminoso que tanto vinha assustando os moradores daquela localidade.

05 - Apreensão de veículos em SAJ: Durante a semana, a Operação Bloqueio, com blitz em vários pontos da cidade de Santo Antônio de Jesus, foi realizada diariamente, com a apreensão de 18 veículos ao pátio da Ciretran, 03 veículos recuperados, apresentados na delegacia, e 23 notificações de infração de trânsito;

Comente agora
08
Fev
Itiruçu: Grupo invade delegacia e retira mulher presa há dois dias
Postado por: Débora Ayane / 13:26h

Uma mulher de 30 anos que estava presa por tráfico de drogas na delegacia da cidade de Itiruçu, no sudoeste da Bahia, foi retirada do local por comparsas na madrugada desta segunda-feira (8), segundo informações da Polícia Civil.De acordo com a polícia, três homens encapuzados e armados invadiram a delegacia e partiram com a mulher. Ela foi presa na noite de sábado (6) com drogas.A polícia ainda informou que os homens renderam e prenderam o carcereiro em uma cela. Além disso, os criminosos deixaram a grade principal que dá acesso às celas, aberta. Com isso, um dos presos saiu, pediu ajuda a moradores da região e a Polícia Militar foi acionada. Niguém foi ferido. Até a publicação desta reportagem, nenhum dos criminosos havia sido preso.

Publicidade

Comente agora
08
Fev
Policial militar é preso por extorsão em rodovia estadual
Postado por: Débora Ayane / 12:53h

Um policial militar foi preso por extorsão na tarde deste domingo em um posto de abordagem da rodovia BA-099. Cleber de Jesus Cerqueira, lotado no Batalhão Polícia Rodoviária (BPRv), foi detido por exigir propina para liberar uma motocicleta que estava com documentação de licenciamento em atraso. Um oficial do próprio BPRv foi deslocado para apurar a denúncia e prendeu o PM em flagrante, encaminhando ele até a Corregedoria Geral da Polícia Militar. No momento da abordagem, Cleber estava com uma corrente de ouro avaliada em R$ 900 que pertencia ao dono da motocicleta, Leandro da Silva Santos.

Comente agora
08
Fev
"Campeão tem sempre um último fôlego", diz Popó depois de pegar assaltante
Postado por: Samile Macedo / 12:04h

Na última sexta-feira (5), o pugilista e ex-deputado federal Acelino Popó curtia o Carnaval de Salvador com sua esposa e ao deixar o camarote em que estavam, foi abordado por um assaltante e teve a corrente roubada. O pugilista identificou o suspeito, correu no meio do circuito e conseguiu alcançar o homem, recuperando a joia. Policiais que estavam próximo ao local prenderam o rapaz em flagrante. Neste domingo (7), Popó usou suas redes sociais para falar sobre o caso e fez um desabafo. Ele afirmou que queria apenas a corrente de volta e que não foi preciso agredir o suspeito para recuperar o objeto. "Achou que iria passar 'barroto', tentou assaltar a pessoa errada, campeão que é campeão tem sempre um último fôlego", escreveu Popó em sua conta no Instagram. (Metro1)

Comente agora
08
Fev
Preso detalha como matou homem no circuito do carnaval na Bahia
Postado por: Samile Macedo / 11:40h

Um jovem de 19 anos foi preso e confessou ter matado o homem que foi achado com sinais de espancamento no morro do Cristo localizado no bairro da Barra, em Salvador. Tanto a morte quanto a prisão ocorreram do domingo (7), segundo informações da Polícia Civil. A vítima foi morta a pauladas e pedradas. O criminoso foi localizado na Avenida Oceânica no circuito Dodô (Barra - Ondina), por onde passam os principais artistas da folia na capital. O jovem foi conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi interrogado e contou detalhes da ação. Além disso, testemunhas o reconheceram como autor do crime. De acordo com a polícia, o criminoso é natural do Maranhão e está na capital baiana desde janeiro. Ele é morador de rua e usuários de drogas. Conforme relatou à polícia, ele e a vítima trabalhavam no circuito Dodô como catadores de latas, onde se conheceram. Com isso, a vítima o teria convidado para usar cocaína no Morro do Cristo, mas chegando ao local, o homem foi assediado pelo catador, que tentou estuprá-lo. O criminoso disse à polícia que estava sob efeito de cocaína e álcool, quando pegou um pedaço de pau e acertou a cabeça da vítima. O jovem contou ainda que, meia hora depois da ação, voltou a usar mais cocaína e retornou ao Morro do Cristo para agredir o catador novamente. Ao perceber que a vítima permanecia viva, ele bateu mais e se afastou do local. Ele disse também que, durante a madrugada de domingo, voltou pela terceira vez à cena do crime e notou que o catador ainda respirava. Então, resolveu agredir a vítima com pedradas até se certificar que ela havia morrido. Conforme a polícia, o criminoso não tem parentes na Bahia e já morou em várias capitais do país. Ele tem passagens pela polícia e, quando adolescente, já tinha tentado matar uma pessoa. 

Comente agora
08
Fev
Salvador: Ônibus cai de viaduto e rodoviários sofrem tentativa de assalto
Postado por: Samile Macedo / 10:38h

O motorista Ronaldo Cerqueira dos Santos e o cobrador, Adriano Santiago dos Santos, ambos rodoviários da empresa Integra Plataforma, sofreram um acidente na madrugada desta segunda-feira (8) em São Tomé de Paripe. Feridos, os rodoviários ainda sofreram uma tentativa de assalto no local do acidente. O crime aconteceu por volta das 2h, no viaduto da Base Naval de Aratu. Só os dois rodoviários estavam no coletivo, quando o motorista Ronaldo perdeu o controle da  ireção. Segundo informações da Central de Polícia, o ônibus tombou e despencou do viaduto. Mesmo feridos, Ronaldo e Adriano ainda sofreram uma tentativa de assalto por um suspeito em um carro de cor prata. Segundo a polícia, os rodoviários foram ameaçados com uma arma. Uma viatura da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (Periperi) esteve no local, mas não conseguiu prender os suspeitos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e percebeu um vazamento de combustível, mas a área foi isolada e o problema controlado. Os rodoviários foram socorridos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para um hospital da cidade (Samu). (Correio)

Comente agora
08
Fev
Carnaval de Salvador: Centenas de armas brancas são apreendidas nos portais de abordagens
Postado por: Samile Macedo / 09:20h

Na manhã deste domingo (7), parte dos materiais apreendidos nos portais de abordagem, instalados nos circuitos do Carnaval, foi apresentada no Quartel dos Aflitos. Entre os objetos estão facas, tesouras, espetos de churrasco, pregos e até marreta. Implantados pela primeira vez no carnaval de Salvador, os Portais de Segurança têm impedido a entrada de diversos itens considerados perigosos. Além da intensificação da inspeção nos portais, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou o aumento da fiscalização entre os profissionais e estabelecimentos que trabalham com itens consideradas armas brancas, como facas. Na noite da última sexta-feira (5), um homem foi morto dentro do Circuito Dodô. De acordo com informações da Central de Polícias, o ambulante identificado como Evilásio dos Santos, de 35 anos, levou quatro facadas, chegou a ser atendido e levado para um posto médico da Prefeitura, mas não resistiu aos ferimentos. Menos de 24 horas depois, a polícia prendeu Daniel Santos da Paixão, 28 anos, que confessou ser o autor da morte do catador de latas. (Metro1)

Publicidade:

Comente agora
08
Fev
Pai é suspeito de mandar sequestrar e torturar o filho de dez anos
Postado por: Samile Macedo / 09:14h

Um menino de dez anos foi resgatado após passar três horas em poder de sequestradores em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O garoto foi torturado no cativeiro. Os suspeitos presos afirmam que o crime foi encomendado pelo pai da criança. Segundo a Polícia Militar, o menino foi encontrado na sexta-feira (5) em uma ocupação do bairro Morada Nova. Ele estava amarrado, com o cabelo e as sobrancelhas raspadas e com a palavra "pilantra" escrita na testa. Três adolescentes foram apreendidos suspeitos de comandar a sessão de tortura. Os pais de um deles também foram presos. Eles teriam presenciado as agressões. Um dos garotos contou aos policiais que o pai da vítima queria aplicar um "corretivo" no menino, que seria usuário de drogas e estaria cometendo furtos no bairro. O pai e a mãe da criança não foram encontrados. Ela foi levada para o hospital e deixada com a avó. Os menores foram detidos pelos crimes de lesão corporal, sequestro e cárcere privado e formação de quadrilha. (R7)

Comente agora
08
Fev
Vídeo: homem agride mulher com voadora em estacionamento; assista
Postado por: Samile Macedo / 08:37h

Um vídeo, feito por uma moradora do Guará 2, mostra uma mulher sendo agredida com uma voadora por um homem que seria o seu próprio companheiro. Na filmagem, fornecida ao Correio por uma leitora que pediu para ter o nome preservado, o casal aparenta estar discutindo em um estacionamento. O ataque ocorre quando uma mulher, de cabelos loiros, aparece caminhando entre os carros. Nesse momento, o agressor, de roupa preta, corre e chuta a vítima, que cai ao ser atingida na altura do quadril. A agressão aconteceu na madrugada deste domingo (7/2), por volta das 5h, na Área Especial 2, próximo ao edifício Via Boulevard. "Tudo começou com xingamentos por parte do homem, que alegava estar trabalhando. Os dois não paravam de discutir. Eles foram subindo a rua. Ele na frente, e ela, atrás. Ele dizia: 'Sai de perto de mim. Não venha atrás de mim'. E a mulher, insistentemente, continuava", narra a moradora, que fez as imagens da janela de um prédio. "Ele tacou uma pedra muito grande, que chegou a pegar em um dos veículos estacionados. Em seguida, a segurou pelo pescoço. Depois disso, comecei a filmar, pois achei que a agressão pioraria. E piorou, na hora em que ele deu um chute muito forte nela, que caiu no chão, provavelmente desmaiada. Posso afirmar que ela ficou por mais de dois minutos na mesma posição", continuou. Segundo a testemunha, minutos após agredir a mulher, o homem voltou, a levantou e os dois entraram em um dos pavimentos de uma loja de ferragens da região. "Pela proximidade das vozes, acredito que eles moram lá. A mulher estava com muita dificuldade de andar. Quando entraram, ouvi um grande barulho de portão batendo. Não sei se ele a jogou contra o portão. Continuaram a briga, mas não deu para filmar mais."

Comente agora
08
Fev
Desempregado, homem é preso com arma em Salvador e desabafa: “Só queria um dinheiro para aliviar minha situação”
Postado por: Samile Macedo / 07:22h

O jovem Samuel Santos de Jesus, de 19 anos, foi preso por porte ilegal de arma, na capital baiana. O acusado estava com um revólver na cintura e, na unidade policial, disse que, apesar do flagrante, não havia roubado ninguém. "Eu sou trabalhador, nunca roubei. Bateu o desespero, eu fui fazer o dinheiro e acabei nem fazendo, estava sentado no ponto (de ônibus), a viatura passou, me abordou e eu fui preso". Angustiado, Samuel revelou que estava desempregado havia nove meses e não conseguia sustentar a mulher e a filha. Ele ressaltou que a avó da criança teria levado a menina por conta da situação precária pela qual está passando. "Minha mãe levou minha filha para o interior, estou sem nada em minha casa. Muita gente pode estar me julgando, mas um pai sabe como é ficar longe de uma filha", contou. Samuel abriu o coração na delegacia e revelou o sonho antigo de se tornar policial, mas, segundo ele, por causa de uma deficiência em um dos dedos, adquirida em um trabalho, não pode se inscrever no concurso público. "Estou arrependido, isso aí não é coisa de homem, não. Eu só queria um dinheiro para aliviar minha situação. Não, nem é por falta de procurar (sic), mas às vezes a gente é muito discriminado", disse. O jovem mandou recado para a mãe e a mulher, pediu perdão e suplicou por uma nova oportunidade, a chance para mudar de vida e fincar-se como cidadão honesto. "Quero uma ajuda para sair dessa vida. Perdão, mãe, desculpa por estar me vendo aqui, eu vou sair daqui, eu vou melhorar. Minha mulher, não me abandone, tudo que eu faço é por você", pediu. (R7)

Comente agora
08
Fev
Colisão entre duas motocicletas deixa uma pessoa morta na BR-101 no Cruzeiro de Laje
Postado por: Redação Voz da Bahia / 01:24h

Uma colisão entre duas motocicletas de dados ignorados deixou uma pessoa morta na noite deste domingo (07), na BR-101, Povoado do Cruzeiro, zona rural do município de Laje por volta das 21h. A reportagem do Voz da Bahia não obteve informações de quantas pessoas haviam nos veículos ou se houve outros feridos. Corpo da vítima fatal que não teve e o nome divulgado foi removido para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antonio de Jesus.

PUBLICIDADE

Um comentário
07
Fev
Acidente na BR-420 deixa uma pessoa morta e dois feridos próximo a cidade de Ubaíra
Postado por: Anacley Souza / 22:59h

Um acidente envolvendo duas motos deixou um morto e um gravemente ferido na tarde deste domingo (07) na BR-420 próximo a cidade de Ubaíra. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as motocicletas colidiram de frente e um homem identificado pelo prenome de Aurelino morreu no local. o carona e o condutor da outra motocicleta envolvida  que não tiveram  os  nomes  revelado foram socorridos  por prepostos do SAMU e encaminhados ao Hospital Municipal do município de Ubaíra. O tráfego de veículos no local ficou prejudicado por conta da obstrução de uma das pistas. O copo de Aurelino foi encaminhado o Departamento de Polícia Técnica da cidade de Santo Antônio de Jesus. Nossa reportagem não foi informada do estado de saúde das vítimas.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
07
Fev
Mulher é agredida com copo após 'dar fora' em homem durante carnaval
Postado por: Anacley Souza / 20:23h

Uma nutricionista de 27 anos foi agredida com um copo durante o carnaval de Salvador após 'dar um fora' em um folião. O caso ocorreu no circuito Dodô (Barra-Ondina), por onde passam as principais atrações da folia. Ludmylla de Souza Valverde disse ao G1, neste domingo (7), que prestou queixa na 14ª Delegacia Territorial, mas a Polícia Civil ainda não tem informações sobre o autor da agressão. A nutricionista, que é natural da cidade baiana de Irará, curtia a passagem dos trios com a irmã, Thaianna de Souza Valverde, na pipoca, onde ficam os foliões sem abadás, na noite de sexta-feira (7). Dois homens que estavam no bloco "Eu Vou", comandado pela banda Aviões do Forró, se aproximaram e um deles teria assediado as mulheres. "Nos estávamos na pipoca de Daniela mas, como estava muito cheio, decidimos parar e esperar o trio de Luiz Caldas, que estava mais vazio. Só que antes de passar o trio de Luiz veio o trio do Aviões. Então, dois homens que estavam no bloco passaram por baixo da corda e vieram em nossa direção. A minha irmã estava passando batom e um deles tomou o batom dela e depois passou a mão na cintura dela e na boca", destacou. Após ver a irmã sendo assediada, Ludmylla afirma que pediu para que os foliões se afastassem, mas foi empurrada por um deles. "Eu pedi para ele sair, mas ele se irritou. Disse que eu era ignorante, que não sabia brincar, e me empurrou no meio do povo. Em seguida, eu revidei e empurrei ele também. Depois o colega dele atirou o copo de acrílico e pegou no meu rosto", destacou. A moça afirma que teve um corte da testa e chegou a desmaiar após ser atingida pelo copo.

2 comentários
07
Fev
Capital: Morre mulher atropelada por criminosos em ponto de ônibus
Postado por: Anacley Souza / 19:45h

Maria Emília do Nascimento Campos 34 anos, morreu após ficar um mês internada na Unidade de Terapia Intesiva (UTI) do Hospital da Bahia. Ela foi atropelada por dois criminosos que estavam roubando veículos na orla quando estava em um ponto de ônibus no Jardim de Alah, no dia 6 de janeiro. O corpo dela foi sepultado na tarde deste domingo (7), no cemitério do Campo Santo, no bairro ds Federação. Além dela, outros dois homens morreram no acidente. A polícia cívil continua investigando o caso, mas nenhum suspeito foi preso até o momento. (Bahia Notícias)

Comente agora
07
Fev
'Foram fatos isolados’: PM minimiza homicídios no carnaval e destaca ações preventivas
Postado por: Samile Macedo / 16:55h

Após os dois casos de homicídio registrados durante o carnaval de Salvador, comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, minimizou o fato e destacou o trabalho da corporação para garantir a segurança dos foliões. “Quero registrar que não está ocorrendo violência. Estes fatos foram fatos isolados, é bom frisar por aqui”, afirmou Brandão, explicando que em um dos casos, o autor do homicídio, que já foi identificado e preso, furtou uma faca de um bar dentro do circuito para cometer o crime. “Agora se você me perguntar quantos disparos de arma de fogo tiveram dentro do circuito, quantas pessoas agredidas com faca, eu digo a você: no circuito Osmar estão zerados nos quatro dias de carnaval. No circuito Dodô só tivemos este homicídio e ontem tivemos um que não foi dentro do circuito, mas na transversal, nas pedras do cristo”, disse. Ele conta ainda que a polícia segue a hipótese de que “o elemento foi morto de porrada em um local escuro, um local ermo, onde a gente acredita que um grupo de amigos foi, bebeu e no final fizeram a execução”. Diante disto, Brandão afirma que tal ato não está relacionado com a festa. “A festa continua segura”, garante o comandante, que, no entanto, ressalta a importância da conscientização do folião para brincar o carnaval de forma segura. “A única violência é a do folião com o próprio folião. Ai não é um problema de policia, é um problema de quem vai para a rua para brigar. Tanto que muitas agressões são de soco. Falta conscientização, as pessoas estão com espirito muito agressivo na festa do carnaval”, diz Brandão, que aconselha a população a evitar bebidas alcoólicas em excesso e ir de carro ao carnaval, para evitar a violência no trânsito. Com relação ao trabalho preventivo, o comandante destaca o papel dos portais, com a abordagem de 20 mil pessoas por hora. “Você se antecipa, o cidadão sabe que está tendo o portal, então ele não vem armado para a rua”, diz Brandão, contando ainda que durante os dias de festa foram apreendidas três armas de fogo e inúmeras armas brancas, como facas, canivetes, tesoura e até facão.(Bahia Notícias)

Comente agora
07
Fev
Em entrevista ao Voz da Bahia, Secretário de Segurança Pública faz balanço positivo de ocorrências no Carnaval
Postado por: Samile Macedo / 16:50h

O Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia Maurício Barbosa, em entrevista à Reportagem Voz da Bahia neste domingo (07) de carnaval fez um balanço positivo acerca das ocorrências registradas no carnaval de 2016, nos quesitos apreensão de armas de fogo quanto condução de pessoas a unidades policiais, no aumento de 50% da produtividade policial. “Os 48 portais de segurança instalados nos circuitos contribuiu para o aumento da produtividade policial. Houve um número recorde de apreensões de armas, são mais de 260 policiais civis infiltrados, o que deu de fato essa explosão nos indicadores de apreensão de drogas, redução no índice de lesões corporais na ordem de 12%, crimes contra o patrimônio e roubos em 25%, isso significa que estamos levando um carnaval dessa magnitude com muita paz, esperamos que as pessoas venham curtir. São 25.000 policiais trabalhando em toda essa festa para ofertar tranquilidade e segurança aos turistas e baianos.

Reportagem Voz da Bahia: Marcello DIal

Comente agora
07
Fev
Adolescente é apreendida ao tentar entrar no circuito do Carnaval com revólver
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:19h

Após tentar entrar no circuito Osmar (Centro) com um revólver calibre 38 e seis munições, na madrugada deste domingo (7), uma garota de 17 anos foi detida por policiais militares do portal de segurança número um, localizado na Piedade. A jovem foi encaminhada para o posto da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), instalada no Passeio Público, onde foi registrado o auto de apreensão em flagrante e encaminhada para a promotoria da 2ª Vara da Infância e Juventude. A suspeita é de que a arma seria entregue a outra pessoa dentro do circuito. Instalados pela primeira vez este no Carnaval, os portais de segurança têm impedido a entrada de diversos itens considerados perigosos. Na manhã deste domingo, parte dos materiais apreendidos nas abordagens foi apresentada no Quartel dos Aflitos, entre eles, inúmeras facas, tesouras, espetos de churrasco, pregos e marreta. Além da intensificação da inspeção nos portais, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou o aumento da fiscalização entre os profissionais e estabelecimentos que trabalham com itens consideradas armas brancas, como facas.

Comente agora
07
Fev
Motocicleta desconhecida é encontrada queimada no Entroncamento de Laje
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:53h

Moradores do Entroncamento de Laje encontrou na manhã deste domingo (07), uma moto modelo Honda CG, cor vermelha de dados ignorados queimada ao lado da rodovia. A reportagem do Voz da Bahia não foi informada o que teria provocado o incêndio ou as procedências da motocicleta. O caso será investigado pela delegacia local.

Reportagem e fotos: Voz da Bahia/ Thainá Lôbo

Comente agora
07
Fev
Homem é achado morto com sinais de espancamento em circuito do carnaval
Postado por: Samile Macedo / 14:44h

Um homem foi encontrado morto com sinais de espancamento no bairro da Barra, em Salvador, na manhã deste domingo (7). A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).  O corpo foi achado, por volta das 5h, no morro do Cristo, que fica localizado no circuito Dodô (Barra-Ondina), por onde passam os principais artistas da folia na capital. A polícia ainda não sabe a hora exata em que ocorreu o crime. De acordo com o DHPP, ainda não há informações sobre a identidade da vítima, que teria sido morta a pauladas. A autoria e motivação do homcidío é investigada pela Polícia Civil. O corpo da vítima foi removido e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). As circunstâncias do crime são investigadas pelo Departamento de Homicídios.

Ocorrências - As principais causas de atendimentos durante o carnaval de Salvador, de quarta-feira (3) até o sábado (6), foram agressões físicas, segundo informações divulgadas pela prefeitura da cidade. O circuito Barra/Ondina registrou 62,9% das ocorrências, seguido do circuito Osmar (Campo Grande), com 36,7%. (G1)

Comente agora
07
Fev
Mutuípe: Incêndio de grande proporção atinge estabelecimento e população se mobiliza para apagar as chamas
Postado por: Samile Macedo / 13:35h

Uma casa de produtos agrícolas pegou fogo na tarde deste sábado (06), no centro da cidade de Mutuípe. Até o fechamento desta matéria não se sabe ao certo a causa das chamas, mas a hipótese é de que uma pane na instalação elétrica tenha provocado o incêndio. Diversas pessoas tentaram controlar o fogo e retirar os produtos. A Polícia Militar também compareceu para prestar ajuda e aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros. Por medidas de segurança a rede elétrica foi desligada e 17h30 as chamas foram parcialmente contidas pela população que utilizou mangueira, tanques, baldes, bombas, dando início a uma força tarefa para que o incêndio não atingisse outro estabelecimentos comerciais. Prespostos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência se fizeram presentes a fim de assegurar que não houvessem vítimas e socorrer a senhora Cléia Chaves Rebouças que passou mal após inalar fumaça. Às 17h45 a equipe do Corpo de Bombeiros chegou para apagar o restante dos focos de incêndio e mais tarde, às 19h, os produtos agrícolas estavam sendo retirados com a ajuda de populares e colocados em um caminhão.

Após mobilização da população utilizando todos os meios possíveis e posteriormente com o apoio do Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas (Foto: Leitor Voz da Bahia)

Reportagem Voz da Bahia

Comente agora
07
Fev
“A polícia da Bahia é um ícone”, destaca Secretário de Segurança do Estado da Bahia
Postado por: Samile Macedo / 11:53h

Em entrevista à Rádio Metrópole, no último sábado (6), o secretário de Segurança Pública do estado da Bahia, Maurício Barbosa, comentou sobre o amadurecimento da polícia em relação ao folião no carnaval de Salvador. “A gente conseguir colocar para os policiais, o respeito ao cidadão, ao folião, é muito mais importante de que qualquer outra demonstração de força. A polícia está pra garantir a ordem, garantir a paz e agir com a energia necessária quando for necessário. A gente tem fomentado muito isso nos policiais, dando à eles a dica de que a visibilidade da polícia é muito importante. Não adianta só investirmos em tecnologia, como nós estamos investindo com 200 câmeras, todo um trabalho que a polícia militar e a polícia civil fazem, se não houver essa relação mais humana com o folião. Essa é a impressão que fica e eu ouço muito dos turistas que chegam à nossa cidade, que vem pelas grandes atrações que o carnaval de Salvador proporciona, mas também, pela atuação da polícia”, disse. “A polícia da Bahia é um ícone. Pessoas que vêm de outros países, de outros estados aprender como a polícia do estado da Bahia consegue fazer o carnaval para 2 milhões de pessoas durante sete dias, sem essa quantidade de ocorrências que essas pessoas vêem em outros países. Até na Europa mesmo, a gente recebeu uma delegação, da Inglaterra, que eles ficam impressionados como é que a gente consegue encontrar esse nível de maturidade”, completou o secretário. Na ocasião, Barbosa afirmou que a prefeitura também se torna mais madura. “O carnaval não é só polícia. Essa sensação de segurança faz com que haja também um amadurecimento por parte de quem faz a festa, como é o caso da prefeitura, que tem uma grande responsabilidade como todas as forças de segurança têm, seja o controle de ambulantes, dos espetos, dos controles de acessos das vias e o fluxo de pessoas, de veículos, tudo isso faz parte de um trabalho integrado, e a gente tenta se esforçar o máximo para trabalhar integrado com a prefeitura e essa maturidade, que eu acredito que a gente esteja alcançando”, disse. 

Um comentário
07
Fev
Colisão entre veículos deixa dois feridos em Muniz Ferreira
Postado por: Samile Macedo / 11:45h

Uma colisão entre dois carros de passeio deixou duas pessoas feridas por volta das 10h30 deste domingo (07), na cidade de Muniz Ferreira (cerca de 210 quilômetros de Salvador). De acordo com informações fornecidas à Reportagem Voz da Bahia, devido a circunstâncias ainda desconhecidas, um veículo modelo Hilux, cor branca colidiu frontalmente com outro automóvel de dados não anotados . O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e compareceu ao local do acidente para prestar socorro as vítimas, que até o fechamento desta matéria estavam sendo colocadas na maca a fim de serem levadas à unidade hospitalar mais próxima. Prepostos da Polícia Rodoviária Estadual também compareceram ao local a fim de registrar a ocorrência e descongestionar o trânsito. Nossa redação não foi informada acerca do estado de saúde dos envolvidos no incidente.

Reportagem e fotos: Voz da Bahia/Jefferson Olafer

Publicidade:

Um comentário
07
Fev
Homem suspeito de cometer estupro é preso em Madre de Deus
Postado por: Samile Macedo / 11:15h

Foi preso no último sábado (6), mais um foragido, suspeito de estupro, localizado em Madre de Deus. Claudio Nascimento da Silva, de 36 anos, teve o mandado de prisão cumprido pela equipe da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter). Segundo a polícia, ele está custodiado na carceragem da unidade especializada. Claudio da Silva é o segundo suspeito de cometer estupro preso só nesta semana pela Polinter. Na sexta-feira (5), Antônio Brandão Santana Filho, 48, condenado a mais de 10 anos de prisão pelo mesmo crime, foi preso no Bairro da Paz. Ambos aguardam transferência para o sistema prisional. (Metro1)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com