As comentadas

Boa noite , Sexta-feira, 18/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

01
Abr
SAC Móvel levará serviço para Conceição do Almeida dias 08 e 09 de abil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:54h

O Município de Conceição do Almeida, estará recebendo nos dias 08 e 09 de abril, a Unidade Móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O SAC Móvel estará oferecendo serviços de Emissões de Carteiras de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas e Ouvidoria Geral do Estado. A Unidade Móvel, ficará instalada na Praça Edgar Tupinambá, próximo a Prefeitura Municipal de Conceição do Almeida. Os serviços serão oferecidos gratuitamente, exceto emissões de 2ª Via de Carteiras de Identidade e outros documentos. É Importante lembrar que não serão aceito Certidões de Nascimento ou Casamento contendo rasuras, manchas, borrões, emendas ou perfurações. 

Comente agora
01
Abr
S. A. de Jesus: Sindicatos definem funcionamento do comércio em datas comemorativas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:10h

Foi assinado no dia 24 de fevereiro, um acordo entre o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Santo Antônio de Jesus, SINCOMSAJ e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santo Antônio de Jesus (SINDCOMERCIARIOSAJ) que define o funcionamento do comércio santoantoniense durante os períodos junino e natalino de 2014 e dias iniciais do ano de 2015 (01 e 02 de janeiro). Segundo o acordo, o empregado só poderá trabalhar dois domingos no mês, com exceção dos meses que tiverem cinco domingos em que poderá trabalhar no máximo três. O acordo define ainda, a proibição da abertura de supermercados em algumas datas comemorativas e feriados nacionais, como Sexta-feira da Paixão (18 de abril de 2014), Dia do Trabalho (01 de maio 2014), São João (24 de junho 2014), Dia de Natal (25 de dezembro 2014), Dia de Ano Novo (01 de janeiro 2015) e Dia dos Comerciários (20 de Outubro de 2014).

Comente agora
01
Abr
Embasa procura identificar vazamento de água que interrompeu abastecimento em alguns bairros
Postado por: Letícia Oliveira / 17:07h

A Embasa com escritório regional em Santo Antônio de Jesus informa que o interrompimento do abastecimento de água nos bairros Urbis IV, Irmã Dulce, Urbis III, Santa Terezinha e Joeirana aconteceu devido a um vazamento de água em algum lugar do município, que por sinal ainda não foi identificado. O diretor regional Gildeone Almeida destacou que uma equipe está na cidade procurando solucionar o problema e o abastecimento possa ser retomado.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
01
Abr
População de Santo Antônio de Jesus sofre com a falta de água há mais de três dias
Postado por: Letícia Oliveira / 16:04h

Há mais de três dias moradores de alguns bairros de Santo Antônio de Jesus estão sofrendo com a falta de água. A reportagem do Voz da Bahia recebeu reclamações vindas do Bairro São Paulo, Irmã Dulce, Urbis IV, Urbis II, dentre outros. De acordo com uma moradora do Bairro São Paulo, a situação está muito difícil, pois é impossível usar o líquido em casa, já que não desce nas torneiras. Uma moradora do Irmã Dulce comentou que não tem água para tomar banho, beber, lavar prato, fazer comida, “não tem água para absolutamente nada”, contou. Segundo a população, a água chega de madrugada, porém pela manhã já não tem mais. Eles afirmaram que até o momento a Embasa não falou nada sobre o motivo da falta de água.

Reportagem Voz da Bahia

Comente agora
01
Abr
Vereador denuncia a falta de medicamentos nos Postos de Saúde de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 15:51h

O vereador Valdemar Barreto de Farias, Dema do Leite (PP) usou a Tribuna da Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (31), para falar que está faltando remédios em vários Postos de Saúde da Família e no CAPS na zona rural e urbana de Santo Antônio de Jesus. Em entrevista ao repórter Joselito Fróes da Recôncavo FM, ele contou que na última quinta-feira (27) a sua equipe visitou vários PSFs e não tinha remédios para pressão, diuréticos, dentre outros. “Muitas pessoas também nos procuraram para fazer essa reclamação, então estamos denunciando em cima de informações concretas. Eu fui com a pessoa que tinha a receita e na unidade de saúde o atendente disse que não tinha o medicamento”, afirmou.

Alfinetada em funcionária da Ouvidoria Municipal: Em seu discurso, Dema alfinetou uma funcionária da Ouvidoria Municipal. Questionado sobre o fato, o vereador explicou que essa pessoa foi na Casa Legislativa dizer que enviou carta aos edis, porém os mesmos não estariam trabalhando no município, visto que não compareceram quando solicitado, “ela não está falando a verdade. Para mim, nem para Uberdan Cardoso não chegou nenhum ofício convidando para reunião. Eu fiquei indignado com a colocação dela, estamos aqui para legislar em função do município de Santo Antônio de Jesus”, completou.

Possível greve no HMLA: O Hospital e Maternidade Luís Argolo está em eminência de uma greve, inclusive os funcionários realizaram uma manifestação na frente da unidade de saúde. A respeito desse caso, o edil ressaltou que o hospital recebia até o ano de 2012 uma ajuda da prefeitura e no início de 2013 o prefeito Humberto leite cortou essa ajuda que passava de R$ 40mil por mês. “Sabemos que as Santas Casas vem passando por uma enorme dificuldade, mas precisa de ajuda e até agora o repasse não foi feito. Estamos na “beirada” de ter o hospital fechado, isso será uma grande perda para a região”, concluiu.

  1. Redação: Voz da Bahia
Um comentário
01
Abr
Médicos do Clériston Andrade entregam cargos em protesto contra trabalho precário
Postado por: Letícia Oliveira / 13:19h

A partir desta quarta-feira (2), médicos cirurgiões e ortopedistas, do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, centro norte baiano, vão entregar os cargos e deixar de atender na unidade de saúde. As motivações, segundo os profissionais, partem da demora do governo em atender diversas demandas, entra elas, melhoria das condições de trabalho, consideradas precárias, e contratação de profissionais via concurso público. De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia, Sindimed-BA, os profissionais atendem via PJ [Pessoa Jurídica], em contratos "ilegais", sem direito a férias e 13° salário. A representação dos médicos afirmou que comunicou a possibilidade de entrega dos cargos em fevereiro e notificou o caso à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), ao Ministério Público (MP) e ao Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) como forma de acelerar a solução para o impasse. "O que a gente quer é regulamentar o vínculo empregatício, mas até o momento não houve nenhuma contrapartida do governo", declarou o médico e diretor do Sindimed-BA, Luiz Américo. A lista de reclamações dos profissionais inclui tambem a contratação de técnicos de enfermagem, a ampliação de leitos da enfermaria cirúrgica, e a garantia de que medicamentos e materiais médicos essenciais, como antibióticos, fitas de glicemia, anti-hipertensivos, não faltem constantemente na unidade. O dirigente disse que cerca de 20 médicos devem entregas as funções no Clériston. (BN)

Comente agora
01
Abr
Moradores da cidade de Conceição do Jacuípe estão sem água há 3 meses: 'Quem quer beber tem que comprar'
Postado por: Anacley Souza / 10:39h

Moradores de Conceição do Jacuípe, na região de Feira de Santana, reclamam que estão sem água nas torneiras de casa há mais de três meses. Segundo eles, para cozinhar e tomar banho é preciso comprar água. A situação ocorre no loteamento Água Branca. “Estou comprando água. Todos os dias eu compro água”, relata uma moradora. “Água é difícil cair, quando chega essa época, cai fraco em um local, em outro já não cai. Tem vezes que vem fraco e não consegue subir para o tanque. Se a casa tiver primeiro andar, piorou", revela um outro morador da localidade. Para a dona de casa Wanda Gomes, as tarefas simples de casa tem se tornado um sacrifício. As roupas sujas ficam acumuladas para lavar e na hora de lavar os pratos é preciso economizar bastante. Apesar da falta de água, a conta não deixou de ser cobrada. “É um sufoco porque os recibos vêm todos os meses. Eu estou exigindo um direito meu”, disse Wanda Gomes. Em outra residência da região, a dona de casa Andréia Araújo é obrigada a comprar água para realizar atividades domésticas. Segundo ela, essa situação ocorre há mais de três meses, pois quando o fornecimento acontece, a água cai muito fraca e insuficiente para encher os reservatórios. “Quando ela chega, chega pouquinha. E mesmo assim, ela chega um pouquinho e se você esperar daqui meia hora, ela já foi embora. Se você quiser tomar banho no chuveiro, você tem que comprar água para poder encher o tanque de cima para poder tomar”, relatou Andréia. Em nota, a Embasa disse que a falta de água no loteamento de Conceição de Jacuípe estava acontecendo por causa de vazamentos constantes na rede que distribuía água para a região. A Embasa disse ainda que o problema já foi resolvido e que o abastecimento está sendo regularizado aos poucos.(TV Subaé)

Comente agora
31
Mar
Moradores de conjunto residencial de Dom Macedo Costa estão sem água há dez dias: "Vamos fazer uma manifestação"
Postado por: Letícia Oliveira / 17:14h

Uma moradora da cidade de Dom Macedo Costa entrou em contato com o Voz da Bahia para reclamar da falta de água na cidade. Cristiane Ribeiro de Souza, que reside no Conjunto Residencial Roque Fróes informou que há 10 dias a Embasa não fornece água à população, que está sem poder utilizar a mesma nas necessidades de casa. “Já procuramos a Embasa e nada foi resolvido. Procuramos a Prefeitura Municipal e não obtivemos êxito. A conta de água está cada vez mais cara e temos que pagar em dias, mas sem água para nosso uso”, disse. Cristiane alertou que os cidadãos daquela localidade irão se reunir para fazer uma manifestação, caso a Embasa não vá resolver o problema. “Iremos atrás dos nossos direitos, queremos água. Se não vierem aqui, vamos fazer uma manifestação sim”, finalizou.

Reportagem Voz da Bahia

Comente agora
31
Mar
CRAS firma parceria com Defensoria Pública de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 15:42h

Foi firmada uma parceria entre a Defensoria Pública de Santo Antônio de Jesus com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Um dos defensores públicos, Dr. Márcio Marcílio Santos, em entrevista a Andaiá FM, falou sobre esse acordo que beneficiará a população humilde da cidade. Segundo ele, foi uma reunião próspera que reativou e reaproximou a Defensoria de um atendimento a uma demanda que é seu público alvo, ou seja, a população carente, através do CRAS, nesses casos haverá atuação não só judicialmente como extrajudicialmente, com acordos, DNA e possibilidades de orientações jurídicas. “Principalmente no levantamento da demanda, às vezes o cidadão carente tem mais acesso ao CRAS ou a Unidade da Secretaria de Ação Social e a partir dali é encaminhado e feito um levantamento das necessidades sociais e apresentado à Defensoria Pública”, salientou. Dr. Márcio relatou que há sempre uma luta pela ampliação do quadro de defensores e funcionários, mas no primeiro momento a equipe está preparada para receber essa demanda. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
31
Mar
Sto. Antº de Jesus: Moradores reclamam de poluição sonora na comunidade do Gravatá
Postado por: Anacley Souza / 13:06h

Cresce o número de denúncias relacionadas a poluição sonora em Santo Antônio de Jesus. Os moradores da comunidade do Gravatá, zona rural do município, em contato com o Voz da Bahia, informaram que um indivíduo tem causado desconforto e transtorno as suas vidas, visto que liga o som em volume alto. Segundo eles, o probelma é ainda pior, pois as músicas que são ouvidas têm cunho sexual e pornográfico, o que é considerado uma falta de respeito. "Tem crianças e idosos na rua, mas ele não respeita ninguém, precisamos urgente de uma solução, a polícia precisa apreender esse homem. Estamos nos sentindo desrespeitados com o tipo de música que somos obrigados a ouvir”, afirmaram. Na oportunidade, os cidadãos apelam ao Ministério Público e órgãos municipais competentes para que ponham um fim nesse fato, que só vem piorando a cada dia mais.

  1. Reportagem Voz da Bahia
Um comentário
31
Mar
Semana do Empreendedor individual inicia hoje em todo o Brasil
Postado por: Anacley Souza / 10:18h

Entre os dias 31 e 4 de abril, os empreendedores individuais de Santo Antônio de Jesus terão a oportunidade de participar da Semana Nacional do Empreendedor Individual, uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Associação Comercial. Em entrevista a Bruna Leal da rádio Recôncavo FM, a Analista Técnica do SEBRAE em Santo Antônio de Jesus, Carla Bastos, disse que a Semana do Empreendedor tem como objetivo promover orientação à gestão e conhecimento, "serão cinco dias de workshops e palestras sobre Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Vendas", disse. A Analista informou ainda que o público alvo são aqueles empreendedores já cadastrados no SEBRAE, que deverão acessar o site: www.sebrae.com.br e fazer sua inscrição, “procurem o SEBRAE mais próximo ou o CDL da cidade e fazer sua inscrição, as vagas são limitadas”, informa. Para participar os interessados deverão está inscrito no Programa Empreendedor individual e efetuar sua inscrição. Os documentos exigidos são Carteira de identidade e CPF e documento da empresa. As informações sobre a inscrição estão disponíveis nos postos SEBRAE e pelo telefone 0800.570.0800.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Comente agora
31
Mar
S. A. de Jesus: Médicos e funcionários do hospital Luiz Argolo ameaçam parar suas atividades
Postado por: Anacley Souza / 09:38h

Em uma assembleia que acontecerá nesta segunda-feira (31), funcionários e médicos do Hospital Maternidade Luís Argolo decidirão se pararão ou não suas atividades. De acordo informações ao repórter Joselito Froes, da rádio Recôncavo FM, a paralisação estava prevista para acontecer nesta terça-feira dia 1 de abril, mas foi adiada. Profissionais da unidade reivindicam melhores condições de trabalho e o repasse de verbas destinadas à instituição. Ainda segundo informações, os médicos também pedem ao prefeito Humberto Leite (PDT) retorno do convênio que existia até o dia 31 de dezembro de 2012, quando o município repassava mensalmente R$ 40 mil que ajudava na manutenção da Santa Casa. Funcionários e médicos sinalizam que se durante essa semana não houver uma resposta positiva a paralisação acontecerá na segunda (07) e terça-feira (08), semana que vem.

  1. Redação e Fotos: Voz da Bahia
Comente agora
31
Mar
Ibirapitanga: Manifestantes fecham BR-101 para pedir emancipação de distrito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:32h

Manifestantes bloqueiam na manhã desta segunda-feira (31) os dois sentidos da BR-101, na altura do distrito de Itamarati, pertencente ao município de Ibirapitanga, no sul baiano. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes pedem a emancipação do distrito e realizam o protesto no km 403 da rodovia. A polícia está no local para negociar a liberação da via. (BN/Foto: Ubatã Notícias)

Comente agora
31
Mar
Santo Antônio de Jesus promoverá o I Encontro Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Postado por: Letícia Oliveira / 08:40h
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, Secretaria de Agricultura, Indústria e Meio Ambiente   e colaboradores convidam a todos para participarem do I Encontro Municipal de Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá em Santo Antônio de Jesus, entre os dias 02 e 04 de abril de 2014, trazendo como tema do encontro “A Construção de Alianças para o Crescimento Sustentável”.  A realização de um Encontro Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se torna um fórum de discussão para a formulação de políticas públicas ambientais na cidade. Cada setor da sociedade tem atribuições e papéis e pode contribuir a fim de solucionar ou mitigar problemas relacionados ao Meio Ambiente. O evento contará com Oficinas de Artesanato, Paisagismo, Apicultura, Produção de sabão, Compostagem/minhocário, Bonsai, Fossa Asséptica com Sumidouro (EMBASA), Educação Ambiental (Grupo Suçuarana).Contará também com a exposição de animais de pequeno e grande porte, Feira de mudas e plantas ornamentais, Produtos da mandioca, Casa de chocolate, Quinta do artesanato, UNEB, UFRB, FACEMP, EBDA, EMBRAPA, Vila Gourmet, Rotary. Acontecerão debates em Mesas-Redondas com tema de Mobilidade e Acessibilidade Urbana/ Integrantes: CREA / Luiz Menezes (Conselho Municipal de Acessibilidade) / Secretaria de Infraestrutura; Manejo e conservação do solo/ Integrantes: Prof Sérgio – EBDA; Representante EMBRAPA, Bruno (SACIMA), Prof. José Fernandes(UFRB); Manejo, conservação e uso da água Integrantes: Roberval Assunção (UFRB); EMBASA; GANA; Unidades de Conservação e Áreas de Preservação Permanente /Integrantes: Márcia Bezerra (GANA), Prof Josival (UFRB); Perfil e Vocação Geo-sócio-econômica de SAJ e suas potencialidades/Integrantes: José Carlos Toneto (SACIMA),Ton Amparo (CETEP), SUDIC, Associação Comercial, Luiz Fávero (UFRB); Código Florestal (SEMA, INEMA, Dr. Julimar).
2 comentários
31
Mar
Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil pede que categoria volte aos trabalhos em Sto. Antº de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 07:55h

Os Trabalhadores da Construção Civil da Bahia entraram em greve na última segunda-feira (24). Em Santo Antônio de Jesus a categoria também aderiu ao movimento, vindo a parar suas atividades, porém parece que as negociações foram prósperas para os trabalhadores. Em entrevista a Andaiá FM, nesta segunda-feira (31), o presidente do SINTRACOMSAJ, Valdemir Souza, pediu que os trabalhadores voltem ao trabalho amanhã (01), já que a mesa de negociação voltou a se abrir. “Viemos com mais uma força já que o Governo do Estado da Bahia através da SETRE resolveu entrar na briga para que possamos chegar a um denominador comum, referente a campanha salarial de 2014”, explicou. Segundo ele, houve avanço no decorrer da greve, já que foram afastadas todas as chances de negociação e o patronal chamou para uma conversa.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira'

Comente agora
31
Mar
População de Maragogipe faz manifestação contra a violência hoje (31)
Postado por: Anacley Souza / 07:38h

Na manhã desta segunda-feira (31) haverá uma grande manifestação no município de Maragogipe, a 133 km de Salvador. O encontro marcado para às 8h, na Praça Conselheiro Antônio Rebouças, está sendo chamado de "Marcha - Maragogipe Pede Paz! Pede Amor!" e tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para o elevado índice de violência e insegurança que atinge o município. A Marcha deve reunir representantes de diversos segmentos do local. A manifestação tem adesão de colégios, instituições religiosas, comerciantes, artistas, lideranças locais e centenas de pessoas comuns, que estão se articulando para solicitar uma Audiência Pública para tratar do problema com as autoridades competentes, visando a elaboração de um plano operacional específico para o combate à violência em Maragogipe. Segundo dados encontrados pelo colunista do Blog do Zevaldo Sousa (Um dos blogs locais), Dias "Em Maragogipe, de acordo com o DEEPASK (site de pesquisa), em 1999 Maragogipe registrou 3 homicídios, em 2000, foram 2 homicídios, em 2003, 2004 e 2005 foi 1 morte, em 2006 foram 5 homicídios, em 2007, 4 pessoas assassinadas, em 2008, 5 pessoas, em 2009 4 homicídios, em 2010 e em 2011 foram 5 pessoas. Ainda não há dados tabulados em 2012 e 2013, mas, em 2014, somente nestes três primeiros meses do ano, foram registrados cinco homicídios além de outros tipos de violência.

Comente agora
30
Mar
S. A. de Jesus: Ouvidora diz que órgão da prefeitura está aberto para receber as reclamações dos munícipes
Postado por: Letícia Oliveira / 23:50h

Em entrevista ao Portal Voz da Bahia, Ivana Patrícia, coordenadora da ouvidoria da prefeitura de Santo Antônio de Jesus, explicou que a equipe da ouvidoria está disponível para  população sobre reclamações de todas as áreas e para dar um retorno imediato e positivo para a mesma. “Fazemos pesquisas de satisfação para saber se os munícipes estão satisfeitos ou não com a administração pública municipal, então é um órgão ímpar que trabalha em parceria com a prefeitura e também com a população. Temos que corresponder às expectativas do povo”, disse. Questionada se houve conversas com os secretários sobre a importância da Ouvidoria, Ivana destacou que está sendo realizado um trabalho junto com as secretarias que só tende a beneficiar a população. Segundo ela, é um trabalho de sensibilização, onde os secretários são procurados em conjunto ou individualmente e tomam conhecimento das demandas que mostram a importância da execução do serviço de forma rápida e imediata. Conforme a ouvidora, o prefeito Humberto Soares Leite (PDT) tem dado muita confiança à equipe para que o trabalho seja realizado, além disso, sempre que solicitado, ele atende prontamente.

  1. Equipe da Ouvidoria Municipal: Rose, Sidney e Milena Almeida

A respeito do maior reclame da população, Ivana relatou que vem da infraestrutura, porém é preciso que a população se reeduque, explicando que, por exemplo, a passarela do Alto Santo Antônio, tem sido um alvo de reclamações, com relação às lâmpadas queimadas. “Em reunião com o secretário de infraestrutura e com o diretor de serviços públicos da cidade, eles me mostraram que no início de 2013 até março de 2014 já foram trocadas mais de duzentas vezes essas lâmpadas, mas no dia seguinte alguém retira a mesma, tendo, a secretaria, que voltar a instalar o equipamento”, salientou. Patrícia acrescentou que a população precisa também preservar o bem público. Aproveitando a oportunidade, ela pediu que as pessoas se conscientizassem mais e aos órgãos que possam estar realizando campanhas educativas para mostrar ao povo que o que é público é de todos e precisa ser preservado. “Para denúncias, reclamações, críticas ou elogios liguem: 0800 284 4706 ou 3631-4706”, concluiu Ivana.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
Um comentário
30
Mar
Igreja Batista Betânia de S. A. de Jesus homenageou pastor Ely por 40 anos de ministério e matrimônio; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:38h

Na noite deste sábado (29), foi realizado na Igreja Batista Betânia em Santo Antônio de Jesus, cerimônia em comemoração aos 40 anos do Ministério Pastoral e Matrimonial do Pastor Ely Lourenço e Nilda Cabral. Na ocasião estiveram presentes algumas autoridades da cidade como o prefeito Humberto Leite, a primeira dama do município Francineia Silva, o vereador Chico de Dega, pastores de outras denominações e representantes do 14º Batalhão da Polícia Militar.  O casal recebeu também homenagens através de um vídeo gravado por algumas personalidades, como o ex-prefeito Euvaldo Rosa, Padre Nelson França, Coronel Luziel Andrade e do juiz Givandro Cardoso.  Emocionados, o pastor Ely e sua esposa Nilda, ouviram também testemunhos de membros da igreja que os acompanham desde que chegaram à cidade.  Em um momento de muita emoção os filhos, nora e netos declararam todo seu carinho e amor aos dois. Questionada sobre o que significa comemorar quatro décadas de vida pastoral e conjugal, Nilda foi sucinta, “Eu só tenho a agradecer, uma palavra que resume tudo isso, gratidão”, disse.  O culto de ação de graças foi encerrado com a palavra do pastor Carlos Antônio dos Santos da Igreja Batista Jerusalém de Salvador. A recepção aconteceu no Clube dos Cem onde o casal foi recebido por membros, amigos e familiares.

  1. Confira abaixo as fotos do evento:

Um comentário
30
Mar
Salvador: Prefeitura distribui mais de 5,5 mil notebooks para professores da rede municipal
Postado por: Letícia Oliveira / 15:30h

A prefeitura de Salvador distribuiu mais de 5,5 mil notebooks neste sábado (29) para professores da rede municipal de ensino. Aproximadamente 450 colaboradores da Secretaria Municipal da Educação trabalharam na entrega dos equipamentos no campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina. A distribuição contou com o apoio da Assistência Militar da prefeitura, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal da Saúde, Transalvador e Ufba, que cedeu 30 salas e toda estrutura do campus para receber os professores e funcionários da pasta. “Estou muito feliz com o sucesso da operação e com a satisfação dos nossos professores que, com certeza, será refletido positivamente na busca de novos conhecimentos, na preparação das aulas e em sala de aula”, disse o secretário municipal da Educação, Jorge Khoury. A compra dos notebooks foi anunciada pelo prefeito ACM Neto durante o Encontro pela Valorização da Educação, em dezembro de 2013, ao custo de cerca de R$ 12 milhões. Na ocasião, o gestor também informou o pagamento de abono aos professores da rede municipal, no valor total de R$ 26 milhões. 

Comente agora
30
Mar
Santo Antônio de Jesus: Desfile Infanto Juvenil Baby 2014 acontecerá neste domingo (30)
Postado por: Letícia Oliveira / 11:54h

Neste domingo (30) acontecerá em Santo Antônio de Jesus o Desfile Infanto Juvenil Baby 2014. Em entrevista ao Voz da Bahia, o promotor do evento Adão Andrade informou que o desfile acontecerá no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz às 14h e terá o tema Copa do Mundo no Brasil. A faixa etária é de 4 a 15 anos de idade. A entrada custará R$ 5,00.

Reportagem Voz da Bahia/Foto: Divulgação

Comente agora
30
Mar
Parque de Pituaçu passará por reformas a partir de abril
Postado por: Letícia Oliveira / 11:09h

O Parque de Pituaçu passará por uma reforma a partir de abril para melhorar a segurança e as condições de prática esportiva no local. O governador Jaques Wagner (PT) assinou, no sábado (29) pela manhã, a ordem de serviço para iniciar as obras, orçadas em R$ 14 milhões e previstas para serem concluídas entre junho e julho de 2015. Na primeira etapa, que vai até agosto deste ano, serão reformadas as quadras poliesportivas, a casa de represa, e serão implantados os projetos de acessibilidade, sinalização, iluminação e  uma rede de monitoramento de circuito fechado de televisão. Estão programadas a construção de cinco quilômetros da ciclovia e de uma pista de cooper. Na 2ª etapa, serão construídos um muro com 1,8 km de extensão ao redor do parque e um bicicletário além de  um novo sistema de tratamento de esgoto e a extensão da pista de cooper e da ciclovia. O secretário do Meio Ambiente,  Eugênio Spengler,  estima que com a reforma, o local poderá receber aproximadamente 10 mil pessoas por semana, em vez das quatro mil atuais. Ontem, Wagner foi para Costa do Sauipe, onde participou com a presidente Dilma Rousseff (PT)  da 55ª Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento e 29ª Reunião Anual da Assembleia de Governadores. (Correio)

Comente agora
29
Mar
Camaçari: Oposição participa da Lavagem de Arembepe
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:23h

  1. Partidos PTN, PTB, PRTB, PEN, PMDB, e PPS participaram da lavagem

Lideranças dos partidos PTN, PTB, PRTB, PEN, PMDB, e PPS participaram da lavagem de Arembepe, em Camaçari, portando faixa com os dizeres: “Arembepe quer é ser feliz”, o grupo, animado por uma banda de sopro, levou alegria para a festa e arrastou uma multidão. Maurício de Tude, presidente estadual do PTN, que lidera o grupo, declarou durante o cortejo: “Nosso propósito e da comunidade é resgatar a lavagem de Arembepe, uma tradição do povo de Camaçari, que nos últimos anos perdeu a alegria e a espontaneidade e já foi festejada como o encerramento do ciclo de festas populares da Bahia.”

Comente agora
29
Mar
Vídeo mostra momento em que avião faz pouso de barriga em Brasília; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:18h

Um vídeo obtido mostra o momento em que o avião da Avianca pousa de barriga no aeroporto Juscelino Kubitschek, no final da tarde desta sexta-feira (28). O avião, com 49 passageiros a bordo, não conseguiu baixar o trem de pouso dianteiro. No vídeo, é possível ver a aproximação da aeronave e o momento em que o piloto toca o solo com as rodas traseiras. O avião percorre boa parte da pista com o nariz do avião empinado. Quando perde velocidade, a aeronave toca o bico no chão e prossegue arrastando a parte de baixo da aeronave na pista. O avião vinha de Petrolina com destino à capital federal. Todos os ocupantes tiveram de deixar o avião, um modelo Fokker 100, por uma rampa inflável na porta dianteira da aeronave. De acordo com a Avianca, 20 passageiros seguiram para outros destinos em voos da própria companhia, 14 foram para suas residências em Brasília e nove adultos e uma criança foram acomodados em um hotel. Em seguida, a gravação mostra bombeiros se aproximando do avião e despejando jatos de espuma sobre a aeronave, para reduzir o risco de explosão. A pista onde o avião pousou só foi liberada por volta das 21h. Os voos e decolagens programados a partir das 18h estavam sendo direcionadas para a segunda pista do aeroporto.

Comente agora
29
Mar
Stº. Antº de Jesus: População reclama de mal cheiro no Centro da cidade
Postado por: Letícia Oliveira / 16:28h

Um odor insuportável está tomando conta da travessa que liga a Rua Landulfo Alves à Rua Antônio Veiga Argolo para chegar à Praça Félix Gaspar. Internautas entraram em contato com o Voz da Bahia e enviaram fotos que relatam o fato. De acordo com eles, há um esgoto a céu aberto no lugar, que está exalando um odor muito forte. A nossa reportagem esteve no local e constatou a veracidade da informação. “Isso está poluindo o ar, o esgoto vem de uma boca de lobo que tem próximo à via, ele deixa um mal cheiro no centro da cidade. As pessoas passam tapando o nariz, pois não aguentam a carniça”, contaram. Os cidadãos pedem que o órgão público competente tome providências e resolva esse problema.

  1. Esgoto à céu aberto no final da Rua Landulfo Alves
  2. Reportagem Voz da Bahia/Fotos: Internauta
Um comentário
29
Mar
Laje: Moradores fecham BA-420 em protesto contra a Coelba
Postado por: Letícia Oliveira / 15:51h
Aconteceu na tarde deste sábado (29), por volta das 14h, um protesto pacífico na Rua do Calabá, no município de Laje. A população fechou a BA 420, principal via que liga BR-101. Os munícipes queimaram pneus, colchões, papéis, entre outros materiais reivindicando o reestabelecimento do fornecimento de energia pela Coelba. "Estamos há dois dias sem energia e até hoje a Coelba não apareceu para resolver o problema, nem para nos dar uma posição", disseram. Os cidadãos estão reclamando da falta de consideração com a população, "muitos alimentos vão estragar na geladeira. Não vamos deixar ninguém passar até a Coelba decidir aparecer. Temos nossos direitos. Pagamos nossa conta em dia, queremos respeito", alegaram. Os manifestantes gritavam a todo momento pedindo a presença da empresa responsável, que segundo eles foram informados que a energia só seria reestabelecida na próxima segunda-feira (31). A polícia militar está no local tentando negociar com os moradores. O congestionamento já passa de dez Km. A Coelba já chegou ao local e está resolvendo o problema.

Reportagem e fotos Voz da Bahia

Moradores queimaram pneus

  1. KM Chega há mais de 10km

  2. Coelba está no local 
2 comentários
29
Mar
SAJ: Cidadã reclama de ferro velho que está atraindo ratos para as residências da Rua do Sururu
Postado por: Letícia Oliveira / 14:13h

A senhora Andreia Morais residente na Rua do Sururu em Santo Antônio de Jesus reclamou, em contato com a Andaiá FM, sobre um ferro velho situado no local. Indignada, ela comentou que os moradores não tem mais paz após a ida do ferro velho para a rua, pois há muitos ratos invadindo as residências. “Os ratos estão entrando nas casas, já falamos na rádio pedindo que as autoridades nos ajudem e até hoje nada foi feito”, disse. Segundo ela, o barulho do ferro velho também incomoda bastante, “ontem tive que sair da minha casa e ir estudar na casa de um amigo, pelo fato de não conseguir me concentrar com tanta zoada”, acrescentou. Andreia pede que a Vigilância Santária compareça ao local e resolva o problema.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
29
Mar
Sto. Antº de Jesus: Motorista carrega mais de 100 alunos em transporte escolar
Postado por: Letícia Oliveira / 11:55h

Um motorista de transporte escolar de Santo Antônio de Jesus, identificado por Jayme, entrou em contato com a Andaiá FM, para reclamar da falta de sinalização na Avenida Barros e Almeida. Ele informou que leva mais de 100 alunos num veículo com capacidade para 48 e cerca de 13 desses estudantes ficam na Escola Péricles Andrade, na Vila Martins e meio-dia essas crianças atravessam a rua sozinhas para pegar o veículo. “Vários alunos vão em pé, às vezes as crianças se jogam na frente dos carros. Precisaria que outra pessoa ficasse comigo para atravessar essas crianças. É preciso uma faixa de pedestre na saída da Rua Vila Martins”, contou. Segundo Jayme, os responsáveis pelo transporte já foram acionados sobre o perigo corrido pelos alunos, porém nada foi resolvido. “Estou falando aqui no ar para ver se o prefeito Humberto Leite resolve isso, fui procura-lo, mas não consegui falar com ele. Sou pai de família e o que não quero para meu filho, não quero para o filho dos outros”, concluiu.

Redação Voz da Bahia/Imagem Ilustrativa

61 comentários
29
Mar
Voz do Leitor: Internauta fotografa carros em vaga para deficiente físico na feira livre de S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:43h

Uma  leitora do Voz da Bahia flagrou carros estacionados em vaga reservadas para deficiente físico na Feira Livre de Santo Antônio de Jesus. A internauta relatou a nossa redação, que esse problema acontece todos os dias. Ela pede que a Superintendência de Trânsito do município faça rondas na localidade a fim de coibir esse tipo de ação dos motoristas. Observando as fotografias dá para ver que o descaso vem acontecendo constantemente no local.

Fotos Internauta

Um comentário
29
Mar
Stº Antº de Jesus: Aos 104 anos, morre Irmã Isabel da Igreja Batista Betânia
Postado por: Letícia Oliveira / 11:37h

Faleceu na tarde desta sexta-feira (28), por volta das 15h, a Irmã Isabel Maria da Igreja Batista Betânia com 104 anos. Ela estava internada na U.T.I do Hospital e Maternidade Luís Argolo em Santo Antônio de Jesus, após sofrer um AVC. José Antonio, filho da idosa, tinha informado na tarde desta sexta-feira (28) que o estado de saúde dela era grave, visto que estava sedada na unidade hospitalar. Desde 1940 a irmã congregava na Betânia. A idosa residia na Rua da Conceição em Santo Antônio de Jesus, possuía 5 filhos, cerca de 25 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos, sem incluir aqueles de criação. Irmã Isabel criava todas as crianças da mesma forma como se fossem da sua família. Ela era muito querida por todos que a conheceram e deixa um enorme vazio no coração daqueles que a amavam. O corpo da irmã está sendo velado no velório paroquial e o sepultamento será às 15h deste sábado no cemitério local. (Informe Gospel)

Comente agora
29
Mar
SSA: Estudantes fazem protesto por assassinato de aluno da Ufba
Postado por: Letícia Oliveira / 11:16h

Estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizam um protesto na manhã deste sábado (29), por conta da morte de Charles Müller Silva dos Santos, 21 anos, aluno da mesma instituição que foi morto durante um assalto nesta sexta-feira (28). O grupo deve fazer a manifestação entre as avenidas Adhemar de Barros e Anita Garibaldi. Um grupo de estudantes da Ufba saiu em caminhada da Escola de Medicina Veterinária da universidade,  na Adhemar de Barros e deve seguir em direção à residência Universitária da instituição, na avenida Anita Garibaldi. O protesto começou por volta de 9h30. Charles foi morto na noite de sexta-feira, em frente à Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima. Ele era aluno do curso de medicina veterinária da Ufba e foi baleado após reagir a um assalto, segundo informações da Central de Polícia (Centel). (Correio)

Comente agora
29
Mar
Muniz Ferreira: Cidadão diz que cartório está com as portas fechadas
Postado por: Letícia Oliveira / 11:05h

Um cidadão de prenome Antônio em contato com a Andaiá FM, reclamou do atendimento em um cartório situado na cidade de Muniz Ferreira. Ele explicou que já foi no local, assim como várias outras pessoas conhecidas, para tirar a 2ª via de um registro, mas as portas estão fechadas. “Me informaram que só funciona dia de segunda-feira e sexta-feira, porém estive nos dois dias, fico na fila até meio-dia e ninguém abre o prédio”, disse.

Boca de lobo: Outro cidadão ligou para a emissora de rádio e reclamou a respeito da infraestrutura do município. Segundo ele, na rua principal da cidade não há nenhuma boca de lobo, impossibilitando que a água da chuva desça para a rua de baixo. “No mês passado quatro casas foram alagadas, pois não tinham para onde a água descer e entrou nas residências”, disse. Ele pede que a administração pública resolva esse problema que está prejudicando a população.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

2 comentários
29
Mar
Cidadão cobra faixa de pedestre em vias que receberam asfaltamento em Sto. Antº de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 10:26h

Um homem identificado como Ito Sampaio solicitou neste sábado (29), em contato com a Andaiá FM, a atenção do órgão responsável pelo trânsito de Santo Antônio e Jesus. Segundo ele, é necessário colocar uma faixa de pedestre próximo a escola CEA, situado na Rua Ferreira e Silva no Andaiá. “Muitas crianças quando saem do colégio e precisam atravessar a rua, correm o risco de serem atropeladas pelos veículos que passam em alta velocidade”, comentou. Na oportunidade, ele cobra a sinalização que foi prometida para toda a via que recebeu o asfaltamento.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

2 comentários
29
Mar
Moradores de Salinas da Margarida protestam na estrada e são recebidos a bombas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:49h
Os moradores da comunidade de Rio Grande e imediações, fecharam a estrada de Salinas da Margarida, por volta das 6h30, deste sábado (29) com galhos e pneus incendiados. De acordo com informações do site Diga Salinas, o objetivo do movimento é protestar contra a utilização do cascalho que está sendo utilizado para tapar os buracos da estrada. Ainda conforme a publicação, a polícia interveio com violência, atirando bombas de efeito moral e expulsando os moradores do local, liberando a estrada para a circulação dos veículos.
Um comentário
29
Mar
Motorista reclama dos enormes buracos existentes na BA-026 que liga Amargosa a Sto. Antº de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 08:45h

Moradores da cidade de Amargosa se sentem impedidos de trafegar para outras localidades pela BA-026 por conta da má condição de tráfego nas estradas da região. Segundo um cidadão de prenome Félix, que entrou em contato com a Recôncavo FM, a rodovia que liga a cidade ao município de Santo Antônio de Jesus está intrafegável causando risco e prejuízo àqueles que, por não ter outra opção, se sentem ameaçados ao ter que dirigir em uma via precária e cheia de buracos. Ele contou que já se contabiliza um prejuízo grande por conta dos imensos buracos nas estradas, "não sofri um grave acidente por misericórdia divina. Estamos privados de viajar. A estrada está abandonada, sinalização coberta pelo matagal, sem acostamento e cheia de buracos”, desabafou. Ainda conforme o denunciante, quando se dirigia a Santo Antônio de Jesus teve dois dos pneus de seu carro estourados, quando passava pela cidade de Varzedo. "Fui desviar de um e cai dentro de outro ainda maior", disse. Motoristas que trafegam na BA-026 pedem que o DERBA ou órgão competente tomem providências rápidas, “é preciso usar material de boa qualidade. O problema é geral, as estradas estão largadas e entregue ao abandono”, finalizou.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

 

2 comentários
29
Mar
SAJ: Cidadão reclama de cor da água que cai pela manhã: "Está parecendo leite"
Postado por: Letícia Oliveira / 07:36h

Um cidadão identificado pelo apelido de João Gordo, residente na Rua Sóter Barros, em Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a Andaiá FM para reclamar da qualidade da água que cai nas torneiras. Inicialmente ele questiona: “Quem pode consumir essa água que cai pela manhã em nossas casas?”. Ele afirmou que o líquido está com uma aparência branca como se fosse leite. Segundo o denunciante, não há como utilizar a água, pois mesmo deixando a torneira aberta não fica incolor como deve ser. “Tenho reservatório, mas não bebo água de lá. O serviço da Embasa está deixando a desejar, já não basta o valor da conta, agora temos que consumir essa água sem saber que substância está deixando ela dessa cor”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
28
Mar
SAJ: Culto de ação de graças de 40 anos de ministério e matrimônio do Pr. Ely da IBB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:40h
Neste sábado 29 estaremos celebrando no templo da Igreja Batista Betânia em Santo Antonio de Jesus, 40 anos de vida conjugal e ministerial do pastor Ely e Nilda Lourenço. Na ocasião estará conosco o pastor Carlos Antônio dos Santos da Igreja Batista Jerusalém de Salvador. Você e sua família são nossos convidados. Venha celebrar conosco ouvindo uma boa música e uma mensagem especial de Deus para você e sua família.
Um comentário
28
Mar
Associação de Deficientes Visuais de Santo Antônio de Jesus tem nova diretoria
Postado por: Anacley Souza / 17:48h

ASDEVES (Associação dos Deficientes Visuais), situada em Santo Antônio de Jesus tem nova diretoria. Em entrevista a Recôncavo FM, Pedro Bomfim informou que foi eleito presidente do órgão e que em breve reformulará toda a pasta, podendo integrar além dos deficientes visuais, cidadãos com outras deficiências, “nessa nova gestão iremos integrar outros tipos de deficiência como cadeirantes, portadores de albinismo e outros. A ADESVES viverá uma nova história”, garantiu. De acordo o novo diretor, sua candidatura teve base na renovação da associação que, para ele, precisa de uma sede para que seja apoiado tanto pela administração pública quanto privada. No ensejo, os novos dirigentes disseram ainda que apesar dos méritos do trabalho de Josiel Barreto, sua atuação não era completa, pois faltava a integração de outras necessidades, “a associação agora luta com democracia e integração”, afirmaram. Djalma Santana, eleito vice-presidente declarou que o apoio de Josiel é tão importante quanto o apoio da administração pública e do poder privado, “a história da ADESVES agora é de nova gestão”, declarou.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
28
Mar
Elevador Lacerda vai funcionar de graça neste final de semana
Postado por: Letícia Oliveira / 17:31h
O Plano Gonçalves e o Elevador Lacerda vão funcionar gratuitamente desta sexta-feira (28) até domingo (30). Devido às comemorações do aniversário de Salvador, o elevador vai funcionar 24 horas nesta sexta e no domingo. Já os ascensores do Plano Gonçalves vão operar nesta sexta, das 7h às 19h, e, no sábado (29), das 7h às 12h, ficando fechado no domingo. A medida deve facilitar o deslocamento das pessoas que vão assistir as atrações do Festival da Cidade na Praça Cayru, no Comércio. (Correio)
Comente agora
28
Mar
4ª DIRES: projeto todos pela cidadania já tem local definido
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:23h

Dando continuidade às ações de cidadania, educação e saúde nas comunidades do município de Santo Antonio de Jesus, o projeto Todos Pela Cidadania estará no dia 30/03, no Bairro Alto Santo Antonio, a partir das 8h, levando a estas localidades atividades educativas, informativas e de assistência a população residente. A ação estará à disposição do público até o meio dia, onde os parceiros irão divulgar suas ações, além de orientar sobre como prevenir o câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Serão também disponibilizados os serviços de aferição de pressão arterial; glicemia capilar; analise capilar, testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatites B e C; massoterapia, ortopedia, odontologia, consulta SPC/SERASA, orientação EMBASA e emissão de 2ª vias de certidão de nascimento e casamento. Para todos os serviços serão disponibilizados fichas de atendimento. 

O Projeto: Um domingo por mês, a DIRES itinerante estará levando aos bairros de Santo Antonio de Jesus, mais diversidade de serviços, mais informação, mais idéias de responsabilidade social. Todos pela Cidadania é um projeto organizado pela 4ª DIRES e apoiado por vários parceiros: 14º Batalhão; Cartório SAJ, Conselho do Idoso, Conselho de Pessoas com Deficiência Visual, Embasa, Entidades Empresariais, Escolinha do Mickey, Farmácia União – Soluções Ambientais, ACESAJ, Providencia Karate Clube, Federação de Box do Estado da Bahia, Grupo CTO, UFRB. (4ª DIRES / Avana Cavalcante)

Comente agora
28
Mar
Cidadã reclama de atendimento oferecido a seu irmão que está internado no HRSAJ
Postado por: Letícia Oliveira / 14:19h

Uma senhora, irmã de um jovem que recebeu disparos de arma de fogo no último final de semana em Santo Antônio de Jesus e está hospitalizado no Hospital Regional, procurou a Andaiá FM, para fazer um apelo. Ela explicou que seu irmão está internado na emergência do hospital, mas está sem acompanhamento, visto que as enfermeiras não se importam com o mesmo e o hospital não permite que algum parente fique com o mesmo. “Eu perguntei se ele poderia ficar com acompanhante disseram que eu precisava ir na Assistência Social, e lá me disseram que precisava ir na diretoria e nisso eu fiquei andando de um lado para o outro, não tendo uma resposta certa do que devo fazer”, explicou. A cidadã não quis citar o nome do paciente, pois o mesmo sofreu uma tentativa de homicídio, mas destacou que quando vai ao banheiro ele se sente mal e as enfermeiras não o ajudam, “só chegam no quarto na hora de fazer o curativo ou aplicar medicação. Quero acompanhar ele. Num hospital desse ninguém me informa nada sofre meu irmão. Soube da cirurgia dele através de um policial”, completou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
28
Mar
SSA: Médicos suspendem atendimento na emergência do Hospital Espanhol
Postado por: Letícia Oliveira / 13:26h

Os médicos que trabalham na emergência do Hospital Espanhol decidiram suspender novamente as atividades. Eles reclamam da falta de medicamentos básicos, materiais e equipamentos como soros e raios X, entre outras deficiências que impedem o funcionamento normal do serviço. A decisão foi tomada em assembleia realizada no dia 26 de março. Segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia, a definição pela paralisação foi unânime e será iniciada neste sábado (29) por tempo indeterminado. Entre as reivindicações, os médicos cobram o provimento de medicamentos básicos, materiais e equipamentos como soros e raios X, a contratação de mais profissionais, e alertam contra os constantes atrasos de pagamento de salários e falta de recolhimentos de obrigações como INSS e FGTS. Em nota, os profissionais pedem que a população procure outras unidades que ofereçam serviços similares. (Correio)

Comente agora
28
Mar
Eleita nova Diretoria do Conselho de Meio Ambiente de Santo Antonio de Jesus‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:21h

Em Assembleia Geral Ordinária, realizada na tarde dessa segunda-feira, 24, no Salão de Eventos da Associação Comercial, foi eleita a nova diretoria do CODEMA (Conselho de Meio Ambiente de Santo Antonio de Jesus), por iniciativa da Secretaria de Agricultura Comércio, Indústria e Meio Ambiente, comandada por José Carlos Toneto.Presentes na oportunidade, Mila Fiusa Vanderley Rocha(representando o GANA- coordenadora do Projeto Brotar Nascente, patrocinado pela PETROBRAS), Marcos Rogério Bezerra Souza (CREA-BA),  Antonio dos Santos Souza (ASMORP), Valmir Carlos Mota de Oliveira Junior (UFRB), Manoella de Souza Fonseca Marques (Secretaria Municipal de Educação, titular), Maria das Graças Santos de Jesus (Secretaria de Educação), Gildo Fróes (Secretaria Municipal de Saúde), Geísa Gomes P. Mota (EMBASA), Kênia Smith dos Santos Costa (DIREC 04), Leonel Pereira dos Reis Neto (CREA-BA), Jocinéia Ferreira Borges (UNEB), Lucas Conceição da Silva (UNEB), Cristiane Santos Pinto Neiva (ACESAJ), Valdemir Santana da Paz (UFRB), Reginaldo Pereira dos Santos (Mestrado UFPG), Marcelino Barbosa (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Renilton Oliveira Silva (Secretaria de Agricultura, Com. Ind. e Meio Ambiente),  Márcia Gonçalves Bezerra (GANA).

Comente agora
28
Mar
Sistema de abastecimento de água será interrompido em Santo Antônio e Região nesta sexta-feira (28)
Postado por: Anacley Souza / 09:03h

De acordo o coordenador da Embasa, Antônio Rodrigues que concedeu entrevista a Rádio Andaiá FM na manhã de hoje (28), informou que por conta de um problema técnico ocorrido na noite de ontem (27) na Estação de Tratamento o fornecimento de água será interrompido na cidade de Santo Antônio de Jesus e cidades circunvizinhas. Ainda de acordo Rodrigues, a reestruturação no abastecimento de águas na cidade se dará por volta das 14h desta sexta-feira, “ontem a noite um problema surgiu na estação e por conta deste incidente o sistema foi interrompido”, salienta. Antônio Rodrigues informa ainda que técnicos estão no local tentando solucionar o problema para que o abastecimento seja regularizado o quanto antes.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
27
Mar
Prefeito e vice de Riacho de Santana têm mandatos cassados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:35h

Os mandatos do prefeito Tito Eugênio (PDT) e do vice, Alan Vieira de Riacho de Santana, no oeste baiano, foram cassados por decisão do juiz Ricardo Guimarães Martins, da 113ª Zona Eleitoral, publicada nesta quinta-feira (27) no Diário da Justiça Eleitoral. Conforme a sentença, a ação foi causada por compra de votos. Tito já respondeu por três processos de cassação, mas conseguiu manter-se no cargo. O presidente da Câmara dos Vereadores, Ruberval Bonfim Fernando Neves, assumiu a prefeitura, até a conclusão de novas eleições, cuja convocação também foi determinada na decisão judicial. A ação contra os dois políticos foi movida pela coligação “Juntos pela Riacho que Queremos” e tramitou nos tribunais Regional (TRE-BA) e Superior Eleitoral (TSE).

3 comentários
27
Mar
Sapeaçu é contemplada com 600 cisternas do Programa Água para Todos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:49h

Moradores das comunidades rurais de Sapeaçu passarão a ter mais acesso à água. Mais de 600 famílias residentes em áreas rurais carentes de acesso a água serão beneficiadas pelo programa “Água Para Todos”. Agentes da Companhia Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) chegaram nesta terça-feira (25), para iniciar a etapa de cadastramento das residências da Zona Rural de Sapeaçu que serão contemplados com 600 cisternas de polietileno (PVC), com capacidade para armazenar 16 mil litros de água. Com um período de estiagem muito extenso, Sapeaçu não faz parte da região do semiárido baiano mesmo assim passa por esta dificuldade. O Prefeito, Jonival Lucas em visitas ao governador da Bahia, Jaques Wagner relatou as dificuldades que a zona rural do município enfrenta com a falta de chuvas, e o governador sensível a situação, designou as 600 cisternas, que beneficiará várias famílias da área rural de nossa cidade.

Comente agora
27
Mar
Entidades Empresariais se reúnem com prefeito de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:20h

Na última segunda, 24 de março, a reunião de diretoria das entidades representativas do comércio de Santo Antônio de Jesus contou com a presença do prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite. Junto às Entidades, o prefeito discutiu assuntos relevantes não apenas para a categoria dos comerciantes, mas também para a sociedade civil. O encontro, convocado pelas Entidades Empresariais, teve como objetivo explanar sobre o projeto de requalificação da Praça Padre Mateus. Na oportunidade, surgiram outras discussões e o prefeito se posicionou no sentido de ajudar à classe empresarial no que estiver a seu alcance.

Para o videomonitoramento do comércio – projeto idealizado pelas Entidades Empresariais – que na fase inicial, ainda em 2012 contou com apoio da prefeitura e da Polícia Militar (este último colabora até hoje com o acompanhamento das imagens na central de videomonitoramento e combate a ocorrências), o prefeito anunciou que fará uma parceria com os órgãos envolvidos e que o município tentará se comprometer a custear a manutenção do serviço. A parceria tem como objetivo a instalação de novas câmeras em áreas que fogem do centro comercial, buscando monitorar também outros pontos da cidade que atualmente possuem altos índices de ocorrências.

Comente agora
27
Mar
Moradores do São Benedito reclamam da qualidade da água que chega às torneiras
Postado por: Letícia Oliveira / 17:55h

Após dois dias sem água, a população de Santo Antônio de Jesus procurou a redação do Voz da Bahia para reclamar da qualidade do líquido. De acordo com moradores do Bairro São Benedito, a água está descendo nas torneiras com cor escura e suja. “Assim como mostra as imagens, é essa a água que temos que consumir depois de sofrermos dois dias sem água”, disseram. Os cidadãos alegaram que pagam alto custo nas contas de água enão recebem a qualidade devida.

  1. Água que cai das torneiras está com aparência escura

Reportagem Voz da Bahia/Fotos: Internauta

Um comentário
27
Mar
Mulher dá chineladas em prefeito no Rio de Janeiro; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:13h

Uma moradora de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, bateu com um chinelo nas nádegas do prefeito da cidade, Rogério Cabral, durante audiência pública para discutir o começo de obras de revitalização em distritos. Durante o encontro, a senhora vestida com a camisa do Botafogo deu chineladas no bumbum do gestor, que tentou disfarçar e seguiu a conversar com os moradores. A botafoguense foi para cima dele novamente e deu um chute na bunda do prefeito. A revitalização dos distritos, conhecidos pela grande quantidade de cachoeiras e por abrigar uma comunidade hippie, é motivo de polêmica na região. O início dos trabalhos na região foi adiado a pedido dos moradores. Informações OGlobo.

Um comentário
27
Mar
Cidadão reclama da falta limpeza das ruas de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 16:58h

O cidadão de prenome Raimundo utilizou a Andaiá FM para reclamar da limpeza realizada pela empresa responsável por varrer as ruas de Santo Antônio de Jesus. Ele disse que os garis varrem toda a cidade, mas deixam areia acumulada nos meios-fios e quando chove, a água leva até a boca de lobo, que fica entupida, prejudicando a população. “O correto era varrer pela manhã e a tarde carregar a areia, pra que ela fica lá no canto?”, questionou. Raimundo afirmou que duas bocas de lobo foram entupidas na Joeirana, devido ao fato citado.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
27
Mar
Sto. Antº de Jesus: Cidadão pede que Embasa instale rede de água no Salto da Onça
Postado por: Letícia Oliveira / 16:07h

Alguns moradores da comunidade do Salto da Onça, zona rural de Santo Antônio de Jesus estão sem água em suas casas. De acordo com um cidadão, há alguns anos foi instalado água no Açougue Velho, porém na localidade em que reside algumas pessoas não quiseram a instalação, já que tinham água gratuita em suas casas, porém atualmente muitas famílias tem sofrido com a quantidade de água que cai em suas torneiras. “Um dia temos e outro não. Ontem na minha casa só caiu cerca de 30l de água. Já foram feitos dois abaixo assinados para colocar água da Embasa, mas até o momento não tivemos resposta positiva”, afirmou. O cidadão contou que a água do local é oferecida através do poço artesiano. "Precisamos que a Embasa coloque a água para nós", concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
27
Mar
SAJ: Ricardo Mendes deixará diretoria da Vigilância Sanitária; enfermeira assumirá o cargo
Postado por: Letícia Oliveira / 15:35h

Ricardo Mendes divulgou em entrevista a Recôncavo FM que deixará a Diretoria da Vigilância à Saúde de Santo Antônio de Jesus para assumir outro cargo. Ele explicou que o motivo da saída foi a sua aprovação num concurso público na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), que precisa de sua dedicação exclusiva. “Se eu pudesse conciliar, trabalharia ao mesmo tempo nas duas instituições, mas infelizmente eu não posso fazer isso”, afirmou. Segundo Ricardo, a proposta de ser professor numa universidade federal é um sonho seu que está sendo realizado. Mendes entrou na Secretaria Municipal de Saúde no dia 08 de março de 2010 e assumiu o cargo de diretor da Vigilância em junho do mesmo ano, totalizando 3 anos e 9 meses à frente do órgão. Sobre o tempo em que passou no cargo, ele contou que já presenciou coisas muito gratificantes, mas também já passou por situações indesejáveis, porém, disse que sairá com a consciência tranquila de ter feito o melhor trabalho possível para a população e para si mesmo. “Fico muito feliz pelas referências, contatos e respeito que estou recebendo nesse processo de desligamento, por todos os colegas da prefeitura. Fiz questão de conversar com todos os colegas da comunicação, pelos quais tenho muita gratidão. Agradeço a todos que estiveram comigo durante a minha jornada na Prefeitura Municipal”, ressaltou.

Momentos durante o trabalho: O ex-diretor da saúde destacou que um dos momentos mais difíceis do seu cargo foi quando precisou fechar alguns estabelecimentos por não estarem regulares, “sabemos da importância de retirar do mercado um serviço ou produto que gera perigo ao consumidor, mas por outro lado sabemos que estamos impactando na família daquelas pessoas que estão trabalhando ali. Infelizmente não podemos levar isso em consideração nesse momento”, completou. Com relação aos momentos mais complicados, ele citou o São João, pois, conforme o entrevistado, é uma época de muito trabalho, quando é preciso produzir muito e organizar ainda mais, com antecedência, envolvendo todas as políticas existentes.

Substituição: Sobre quem substituirá Ricardo Mendes na Pasta, ele informou que ao conversar com a secretária de saúde Laurijane Mercês foi possível escolher uma pessoa que já trabalhava na área para assumir., sendo ela Liciane Ferreira, técnica em enfermagem da Vigilância Sanitária. “Foi uma sugestão minha dentre outras que fizemos. Eu acho que foi uma decisão melhor a ser tomada”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com