As comentadas


Boa tarde , Terça-feira, 21/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

08
Out
Juiz realiza casamento coletivo na Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:16h

Igreja lindamente florida, vestido de princesa e bolo de cinco andares. Esses são os três principais desejos que habitam os sonhos da grande maioria das noivas. Mas há quem prefira um casamento mais simples, mais prático e também mais rápido. Aconteceu nesta quarta-feira (08), na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus mais um casamento coletivo, onde vários casais realizaram seu enlace matrimonial. O evento havia sido transferido do Fórum Desembargador Wildes Oliveira de Lima para a Casa Legislativa. Segundo o Juiz Dr. Gilvandro Cardoso, o casamento é coletivo acontece pelo fato da demanda ser muito grande. Na opção pelo casamento coletivo, os noivos economizam nos custos com igreja ou local da cerimônia, já que o salão do fica disponibilizado para a cerimônia coletiva. Para os interessados em casar sem muita pompa, o primeiro passo é procurar o cartório de Registro Civil mais próximo de casa e dar inicio a habilitação para o casamento. O casal deve apresentar as certidões de nascimento, com até seis meses de emissão, comprovante de residência, cópia autenticada da carteira de identidade e um documento com a assinatura de duas testemunhas, que possuam firma reconhecida.

Veja as fotos abaixo:

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia - Marcello Dial
Um comentário
08
Out
Jiboia é encontrada em ar-condicionado de campus da Ufba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:14h

Uma Jiboia foi encontrada nesta quarta-feira (8) em um ar-condicionado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, no campus de São Lázaro. O animal foi encontrado por volta das 9h escondido atrás de um dos aparelhos da biblioteca, que passava por manutenção. Segundo a diretora da faculdade, Maria Paraíso, “essa não é a primeira vez que cobras são encontradas dentro do campus” e, além da preocupação com os alunos, há também o receio por outros animais que ficam no local. “Estávamos preocupados com os outros animais que estão aqui no campus, porque são animais abandonados e a nossa preocupação é que ela pudesse causar algum dano a eles”, contou. O réptil foi removido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Zoológico de Salvador. Informações do Correio.

Comente agora
08
Out
"Asfaltar o Expedicionário é de responsabilidade da prefeitura", diz Gerente da Embasa em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 15:34h

Após manifestação dos moradores da Rua do Expedicionário em Santo Antônio de Jesus, o gerente Regional da Embasa, Gildeone Almeida, concedeu entrevista a rádio Recôncavo FM e afirmou que as obras de revitalização dos dutos de abastecimento de águas e rede de esgoto da localidade já foram concluídas. Segundo informou, as obras tiveram início no dia 08 de setembro e findou toda a construção no dia 12 do mesmo mês, “a pavimentação e a requalificação asfáltica é de responsabilidade da prefeitura como foi afirmado em contrato”, salienta. Ainda de acordo Almeida, será necessária a implantação de uma rede pluvial, destinada ao escoamento da água das chuvas, mas que esta é de competência da administração pública, “vimos à necessidade e a prefeitura, em paralelo ao nosso trabalho estaria executando esta manobra. Já entregamos a nossa parte pronta, que era um pré-requisito para que a requalificação fosse feita no local”, afirma. O gerente explicou ainda que mesmo que a obra fosse feita, como foi em abrangência, e que se a pavimentação estivesse em bom estado seria de responsabilidade da Embasa entregá-lo em ótimas condições de tráfego, “a prefeitura, em comissão, revelou a vontade de pavimentar toda aquela área. Nós apenas nos adiantamos e fizemos a nossa parte para que o novo  asfalto não fosse estragado. Foi um acordo entre as duas partes e toda a extensão onde fizemos as modificações na rede deixamos compactadas para que a infraestrutura fizesse sua parte que é asfaltar", completa.

Redação Voz da Bahia

2 comentários
08
Out
S. A. de Jesus: Cidadã reclama sobre falta de medicação no Caps
Postado por: Anacley Souza / 14:16h

Em contato com a Andaiá FM, uma cidadã de prenome Valdirene fez uma reclamação a respeito da falta de medicação no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) em Santo Antônio de Jesus. Segundo relatou a cidadã, sua mãe sofre de graves problemas neurológicos e necessita tomar uma medicação contínua, mas este não se encontra em nenhuma farmácia pública do município, “minha mãe já passou mal no ônibus por conta da falta de medicação. Já não sabemos mais o que fazer porque a medicação é cara e é obrigação do município suprir essa falta”, fala indignada.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
08
Out
Itabuna: Com salários atrasados, professores fazem manifestação em frente a prefeitura
Postado por: Anacley Souza / 13:41h

Os professores e o pessoal de apoio da área de educação do Município de Itabuna protestaram contra os salários atrasados na sede da prefeitura, na manhã desta quarta-feira (8). Os profissionais reclamam que receberam apenas 70% do salário de setembro nesta terça (7). O secretário da Fazenda municipal, Marcos Cerqueira, prometeu resolveu o problema. Segundo ele, o pagamento das remunerações será feito até a sexta (10). Cerqueira justifica que a prefeitura não quitou os salários porque a receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) diminuíram. Informações do site Blog do Pimenta.

Comente agora
08
Out
Stº. Antº. de Jesus: Alegando descaso da Secretaria de Infraestrutura, moradores da Rua do Expedicionário interditam a via
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:12h

Na manhã de hoje (08), a redação do Voz da Bahia publicou uma reclamação da população com relação a demora na requalificação asfáltica da Rua do Expedicionário. Nos relatos, as pessoas alegaram que os condutores estavam transitando em alta velocidade na via, causando um “poeirão”, que adentrava na casa das pessoas. Por volta das 10h30, fomos informados de que os moradores do local estariam realizando uma manifestação na via e interditaram o local com objetivo de chamar atenção do órgão competente. Segundo os manifestantes, ao procurarem o responsável da Secretaria de Infraestrutura, foram tratados com desprezo e descaso, visto que o mesmo fez pouco caso da situação e não soube dar uma resposta para o manifesto. “Queremos esse asfaltamento, não aguentamos mais a falta de respeito de alguns condutores, assim como o da prefeitura, que nem ao menos dá um parecer sobre o fato, sem falar no prejuízo que temos com essa poeira e buracos deixados devido a retirada do antigo material asfáltico. Ninguém vai passar até termos uma resposta da administração municipal”, garantiram. A Polícia Militar foi acionada e já está no local para controlar a situação.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira


Moradores interditaram a rua

2 comentários
08
Out
SESC Santo Antônio de Jesus realiza 3º Circuito do Sonora Brasil 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 10:49h

No dia 20 de outubro, às 19h, o SESC recebe o terceiro circuito do Projeto Sonora Brasil com apresentação do Quinteto Brasília, do Distrito Federal. O evento é gratuito e acontece no Foyer do Teatro do SESC de Santo Antônio de Jesus. Criado em 2000, é um dos principais grupos de câmara da região Centro-Oeste e um dos poucos quintetos clássicos de sopros em atividade no país. Atua com regularidade nos espaços dedicados à música de concerto, especialmente em Brasília e entorno, e tem se dedicado à apresentação de obras de compositores da atualidade. Seus integrantes são professores em universidades e/ou músicos de orquestra. O projeto Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Neste ano, a temática “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” traz à tona a força deste compositor reconhecido pela importância para o desenvolvimento da música no Brasil e que teve reverenciada atuação também como crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.

Data: 20/10/2014 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Foyer do Teatro Sesc Santo Antônio de Jesus
Quanto: Gratuito

Comente agora
08
Out
Familiares procuram por irmão especial desaparecido na região de Taperoá desde o dia 13 de setembro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:57h

O senhor Agenor de Jesus, 53 anos, que é surdo, mudo e tem problemas mentais está desaparecido desde o dia 13 de setembro. A família do homem esteve na Rádio Recôncavo FM afim de anunciar o desaparecimento para que assim possa vir a encontra-lo. José Quirino, irmão de Agenor, residente em Valença, explicou que ele morava sozinho em uma casa, localizada na cidade de Taperoá, próximo a alguns familiares, e de um dia para o outro sumiu, “ele foi visto na cidade de Teolândia, depois em Tancredo Neves e como não retornou a essas regiões, imaginamos que ele tenha pegado um transporte de favor e não está sabendo como voltar para casa”, relatou. Teófilo Quirino de Jesus, outro irmão do homem, disse que em outras vezes o procurado saía de casa e voltava com oito dias, mas desta vez ele não retornou á sua casa. “Já passamos por várias delegacias das cidades da região, mas até o momento não tivemos informações sobre onde ele possa estar”, relatou. Agenor é moreno e tem 1.75. Eles pedem que se alguém souber do paradeiro do desaparecido que entre em contato com o telefone (75) 8273-6370 ou com a emissora de rádio através do número 3631-2538.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
08
Out
S. A. de Jesus: Moradores da Rua do Expedicionário reclamam de demora na requalificação asfáltica do local
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:44h

Foi dito numa entrevista a uma emissora de rádio de Santo Antônio de Jesus, pelo secretário de infraestrutura, Dr. Domingos Matos, que após o trabalho de manutenção da rede hidráulica da Rua do Expedicionário, a via seria asfaltada, visto que era motivo de muitas reclamações os buracos que as pessoas encontravam. Pelo que parece, a situação não melhorou depois que a Embasa concluiu o serviço, já que a rua está sem asfaltamento e sem infraestrutura, os motoristas e moradores do local, só encontram mais buracos e muita poeira, devido ao barro. Em contato com a Rádio Recôncavo FM, os cidadãos que utilizam a via, assim como aqueles que residem no local, reclamaram da demora nessa requalificação asfáltica, “já estava ruim, mas agora está ainda pior. Retiraram os quebra-molas e as pessoas estão passando em alta velocidade mesmo com alguns lugares formando buracos. Estamos prestes a presenciar um acidente. Cadê o asfalto prometido? Está demorando demais, enqaunto isso estamos abandonados”, completaram. Segundo os denunciantes, o “poeirão” incomoda bastante a todos. Na oportunidade, eles pedem que o órgão responsável tome uma providência.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
08
Out
Com orçamento de mais de R$ 1 bi, Feira aumenta investimentos em saúde e educação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:37h

O orçamento municipal de Feira de Santana passará de R$ 1 bilhão em 2015, pela primeira vez na história da cidade. De acordo com a projeção da Secretaria de Planejamento de Feira, a arrecadação deve alcançar R$ 1.113.631.517, o que representa um crescimento de 18,3% em relação a 2014 e 53% maior que 2013 - em meio à polêmica do reajuste do IPTU. O montante destinado à saúde também é maior que o da educação: serão R$ 324.385.078 para o primeiro setor (28% do total) e R$ 245.545.550 (32%) para o segundo. Segundo o secretário de Planejamento, Carlos Brito, o aumento na área da saúde já tem projetos previstos. “Construir unidades de pronto atendimento, melhorar a qualidade da saúde e investir mais na capacitação, equipamento, melhorar a qualidade do atendimento, construindo um novo centro de imagens, para melhorar o nosso em comodidade e espaço”, citou Brito. Na educação, o foco será em “escolas em tempo integral, mais creches e mais escolas, além da criação de um centro de formação de professores, para capacitá-los; um centro de excelência para melhorar nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. A grande ideia é essa”, apontou. Ainda de acordo com o secretário, a ampliação do orçamento se baseia também nos recursos advindos da implantação do BRT no município, para o qual já foi pedido empréstimo na Caixa Econômica Federal, e na licitação do sistema de transporte público da cidade.

Comente agora
07
Out
Prefeito de Miguel Calmon deverá devolver R$ 31 mil aos cofres públicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:54h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou, nesta terça-feira (7), que o prefeito de Miguel Calmon, Nadson Roberto Sampaio Souza, pague multa de mil reais e devolva R$ 31.614,90 aos cofres municipais, com recursos pessoais, por irregularidades praticadas em processo licitatório para a aquisição de materiais de informática e serviços de recarga de cartuchos em 2013. Segundo a denúncia, a empresa que venceu o pregão para fornecer os produtos foi indevidamente inabilitada pela Comissão de Licitação, o que fez com que ao invés de pagar R$ 55.908,00, o município desembolsasse R$ 111.400,00. A relatoria do TCM concluiu que a conduta de “excessivo rigor e formalismo adotada pelo denunciado” levou a um “inegável prejuízo ao erário”. Logo, o interesse público teria sido deixado em segundo plano ao se descartar a economia de mais de R$ 55 mil. O prefeito pode recorrer da decisão.

Comente agora
07
Out
TCM reprova contas da prefeitura de Nova Ibiá
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:08h

As contas de 2013 do prefeito Fábio Moura Caíres, de Nova Ibiá, no sul do estado, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios nesta terça-feira (7), e determinou que o gestor devolva R$ 59.870,90 aos cofres municipais, com recursos pessoais, por pagamentos de adicionais de insalubridade sem respaldo legal. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, o multou ainda em R$ 20 mil pelas falhas contidas no relatório. O TCM teria constatado ausência de licitação para contratação do Sistema Sustentável de Apoio Técnico (Sisat) com valores que somam R$1.233.521,30, fragmentações de despesas que burlaram o processo licitatório, além de 27 casos de processos de dispensas ou inexigibilidades não encaminhados ao TCM, que chegaram a R$3.047.613,97. O relatório técnico teria apontado também o recolhimento das contribuições previdenciárias dos servidores em valores menores aos retidos nas folhas de pagamentos, contratação irregular de servidores, despesas com juros e multas por atraso de pagamentos e a acumulação ilegal de cargos de diversos servidores. Cabe recurso da decisão. (Foto: Reprodução / A Voz do Baixo Sul)

Comente agora
07
Out
Catu: Cemitério tem covas violadas e está sem espaço
Postado por: Anacley Souza / 17:03h

Moradores do município de Catu, região metropolitana de Salvador, reclamam do abandono do cemitério. No local, é possível encontrar, jogados no chão, restos de caixões e pertences das pessoas que foram enterradas no local. O carpinteiro Antônio Messias disse que tem vezes que cabeças e braços de pessoas vão parar no meio da rua. No fundo do cemitério, ossos amontoados em uma caixa de cimento, sem nenhuma cobertura. É possível ver diversas ossadas em sacos de lixo e muito mato. O cemitério de Catu tem 86 anos e é o único da cidade. O município tem mais de 50 mil habitantes e, segundo os moradores, por dia são enterradas cerca de duas pessoas no local. O cemitério já não suporta mais tantos corpos e para enterrar novos cadáveres, é necessário tirar os ossos antigos. Na rua ao lado do cemitério, algumas pessoas colocaram as casas a venda. A população reclama do mau cheiro e diz que o local é foco de insetos, ratos e escorpiões. A prefeitura de Catu informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que desde o início da gestão, em 2013, planeja reparos no cemitério localizado no Centro da cidade. Além de padronização, reparos na estrutura, pintura e limpeza, existe o projeto de construção de um novo cemitério que está aguardando a licença ambiental, de acordo com a prefeitura. (Record)

Comente agora
07
Out
Cantor foge após acidente em Feira de Santana por não possuir CNH
Postado por: Anacley Souza / 15:10h

Uma colisão entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa ferida na manhã desta terça-feira, 7, por volta de 11h, no município de Feira de Santana, a 109 km de Salvador. O cantor Diego Costa da Conceição foi um dos envolvidos no acidente, que aconteceu no bairro de Irmã Dulce. A vítima, Samuel Souza Soares, de 19 anos, pilotava a moto quando se chocou contra o carro do cantor, que fugiu do local por não possuir carteira de habilitação. Durante a fuga, Diego acabou colidindo contra o muro da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), localizado na Avenida Contorno. O veículo, modelo Fiat Stylo, foi guinchado e apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motociclista foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).(Jornal A Tarde)

Comente agora
07
Out
Avião da PM faz pouso de emergência em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 12:41h

No final da manhã desta terça-feira (7), o avião da Polícia Militar teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Salvador, na capital baiana. De acordo com as primeiras informações, houve um probema no trem de pouso da aeronove. Não há mais detalhes sobre o incidente. (Bocão News)

Comente agora
07
Out
Escritório regional da JUCEB em Santo Antônio de Jesus tem novidades para seus clientes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:04h

Visando a melhoria nos serviços prestados, a JUCEB em Santo Antônio de Jesus, integrada ao Espaço Empresarial, comunica aos clientes algumas mudanças realizadas em determinados procedimentos Conforme o disposto na Lei nº 12.792, de 28 de março de 2013, o Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) mudou sua nomenclatura para Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), vinculado à nova Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE). Assim, todos os links disponíveis no site da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) relacionados ao DNRC foram alterados paradrei.smpe.gov.br.

Alteração nos preços dos atos das cooperativas

Por meio da Resolução Plenária nº. 011/2014, o valor cobrado pelo arquivamento de atos das cooperativas, que antes era no valor de R$ 491, reduziu para R$ 234 – mesmo valor cobrado no arquivamento de atos das Sociedades Empresárias Limitadas.

Certidão Simplificada disponível apenas pelo site

Comente agora
07
Out
Outubro Rosa: Câmara Municipal faz sessão especial sobre prevenção do câncer de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:58h

A sessão especial da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus de segunda-feira (6) foi dedicada à conscientização do exame de prevenção do câncer de mama, proposto pelo vereador Francisco Freire, autor da sessão especial e do projeto que instituiu o Dia do Outubro Rosa n o município. “A Câmara mostrou sabedoria ao realizar esta palestra sobre a prevenção do câncer de mama. A Câmara tem tratado de assuntos relevantes à sociedade. Como médico oriento as mulheres que procurem o mastologista, faça o autoexame para diagnosticar a doença logo no início. Que nossa saúde seja melhor para o município”, justificou o parlamentar. Durante a sessão, presidida pelo vereador Francisco Freire, os médicos Luciano Ramos e João Neiva abordaram o tema durante palestra e ressaltaram a importância da Campanha Outubro Rosa, que visa, justamente, orientar as mulheres para a necessidade de fazerem o autoexame em casa e os exames médicos de rotina, a exemplo da mamografia, como forma de prevenção da doença. Presentes na sessão, as integrantes do Instituto Amigas do Peito, que destacaram a campanha que ocorre a nível mundial e elogiaram a iniciativa da Câmara Municipal, que aderiu a proposta, se dedicando a discutir o tema, com a realização da segunda sessão especial.

Comente agora
07
Out
Stº. Antº. de Jesus: Centro Espírita José Petitinga promove o XXI Encontro com a Cultura Espírita
Postado por: Letícia Oliveira / 08:34h

Terá início nesta terça-feira (07), o XXI Encontro com a Cultura Espírita, promovido pelo Centro Espírita José Petitinga, localizado Santo Antônio de Jesus. O Presidente do centro, Edson Dias, em entrevista a Andaiá FM, informou que o evento tem maior repercussão na região, onde é aproveitado para divulgar o espiritismo e como é entendido o evangelho de Jesus e a vida em si nessa religião. “Convidamos todas as pessoas para participarem”, convocou, acrescentando que neste ano o evento focará no evangelho de Jesus, em homenagem aos 150 anos de divulgação do evangelho segundo o espiritismo. O tema do evento será: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celestial”. Segundo Edson, todas as pessoas são espíritos vivendo uma experiência humana, pois os humanos estão na terra transitoriamente para se educar e agregar valores espirituais, “precisamos buscar uma conexão com Deus, porque o ser humano tem uma fixação muito grande pelo material e ao mesmo tempo esquece do Senhor, sendo assim perdem o seu rumo”, completou. O evento começa nesta terça-feira (07) e terminará no próximo domingo (12). Hoje haverá uma palestra com Dr. Marcelo Mariano, advogado e assistente jurídico da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
06
Out
Bancários terminam greve; apenas os servidores de Caixa Econômica e BNB resistem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:06h

Os bancários decidiram pelo fim da greve em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (06) e retornam às atividades a partir desta terça-feira (07). A exceção são os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que não aceitaram a contraproposta apresentada pelos bancos. Entre os itens da pauta, aprovada pelos demais trabalhadores, estão o índice de reajuste salarial de 8,5%, aumento real de 2,02%, e o piso de 9%, 2,49% acima da inflação. Os bancários que ainda estão em greve consideraram a proposta "irrisória", e a próxima assembleia acontecerá nesta terça, à noite.

Comente agora
06
Out
S. A. de Jesus: Coelba faz pouco caso e deixa estabelecimento sem energia desde o último sábado (04), reclama proprietária
Postado por: Letícia Oliveira / 17:27h

A reportagem do site Voz da Bahia foi procurada por uma internauta que está muito chateada com os serviços da Coelba, responsável pela energia elétrica do Estado da Bahia. Moradora de Santo Antônio de Jesus, a proprietária de um supermercado, localizado no Bairro São Paulo, reclamou do descaso e falta de respeito com o cidadão, visto que foi solicitado o serviço, mas não foi realizado. Conhecida como Gal, ela explicou que no último sábado (04) os ventos fortes levaram o telhado de uma igreja, que fica ao lado do comércio, a estrutura bateu no poste de energia e acabou danificando a rede do local. “Ligamos para a Coelba na mesma hora, os técnicos vieram, retiraram a parte do telhado e disseram que para religar a energia era necessário ligar novamente para a empresa e solicitar o serviço, desde então estamos tentando e nada”, disse, acrescentando que a falta de respeito é tamanha, que após não conseguir falar ao telefone com os atendentes da Coelba, entrou em contato com a empresa através da internet, sendo dado um prazo até ás 23h19 do sábado, porém nenhum funcionário compareceu para consertar. “Eu estou extremamente chateada, tenho oito freezers e tenho produtos que estão estragando. Como pode uma empresa como essa tratar o cidadão desse jeito? As contas de energia são pagas na data certa todos os meses e ainda assim fazem isso. Estive lá pela manhã desta segunda-feira (06), disseram que viriam por volta das 16h, como não vieram retornei lá e nada me disseram”, explanou. A cidadã destacou ainda que os técnicos e atendentes com quem entrou em contato fizeram pouco caso da situação e ainda garantiram que o problema teria sido resolvido, mas na verdade até o fechamento dessa matéria o supermercado estava sem energia.

Reportagem Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
06
Out
Plantão das ocorrências registradas no HRSAJ durante as últimas 48h
Postado por: Letícia Oliveira / 07:41h

- O menor de iniciais A.C.X.F de 17 anos, residente na Rua Plínio Gonçalves em Santo Antônio de Jesus foi atingido por disparos de arma de fogo. A vítima foi socorrida para a emergência do HRSAJ, onde recebeu atendimento médico.

- José dos Santos Alonso, 49 anos, residente em Itaparica foi vítima de arma branca. Após a tentativa de homicídio, ele foi socorrido para a emergência do HRSAJ, onde passou por cirurgia e está em observação.

- José Paulo Santos de Santana, 39 anos, residente no Casco em Santo Antônio de Jesus foi atropelado e depois socorrido pela SAMU. Ele foi encaminhado para a emergência do HRSAJ, onde recebeu cuidados médicos.

Edson Silva dos Santos, 28 anos, residente na localidade do Coqueiro em Itatim foi vítima de acidente com moto. Ele foi socorrido para a emergência do HRSAJ, onde recebeu cuidados médicos.

Um comentário
05
Out
Ituaçu: Vereador é detido após denúncia de transporte ilegal de eleitores
Postado por: Anacley Souza / 17:14h

O vereador Otacílio Caires de Souza (PSD), de Ituaçu, no centro-sul baiano, foi conduzido à delegacia de Barra da Estiva na manhã deste domingo (5), após denúncia de transporte ilegal de eleitores. Segundo o delegado Marco Torres, o social democrata levava cinco pessoas em uma Hilux. “Foram conduzidos todos, o vereador e os pretensos eleitores. Foram ouvidos e liberados. Não houve nenhum tipo de crime eleitoral”, afirmou. De acordo com Torres, os cinco passageiros do veículo eram familiares do edil e apenas um deles, primo de Souza, tinha domicílio eleitoral na cidade. Eles estavam sendo levados para um almoço na casa de uma tia do vereador, onde ocorreu a abordagem. “A denúncia foi feita pelo fato de ele ser vereador e parecia estar trazendo eleitores. Infelizmente quem fez a denúncia se precipitou e acabou atrapalhando o almoço da família. Eles estavam na casa da tia dele, onde eles iam almoçar, nem foi em uma seção eleitoral”, ressaltou o delegado. (Bahia Notícias)

Comente agora
05
Out
Vice-prefeita da cidade de Itanagra é presa por fazer boca de urna
Postado por: Anacley Souza / 16:55h

A vice-prefeita de Itanagra, Edileusa Maria Laudano Neto (PMDB) foi presa em flagrante portando material eleitoral. Edileusa foi conduzida a delegacia da cidade, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Segundo a polícia, ela estava com mais quatro pessoas, que também foram ouvidas e liberadas em seguida.

Redação Voz da Bahia 

Comente agora
05
Out
Horário de votação pode ser estendido em alguns locais em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 16:28h

Cerca de oito urnas foram substituídas na cidade de Santo Antônio de Jesus. As urnas que apresentaram defeito no início da eleição foram substituídas e em algumas sessões a leitura biométrica está acontecendo com alguma dificuldade. O tempo previsto para o termino das eleições é para as 17h, no entanto, em algumas localidades, devido ao atraso no incio do pleito e algumas dificuldades apresentadas, a votação será estendida. Segundo informou o Juiz Eleitoral, Dr. Givandro Cardoso, a partir das 17h senhas serão distribuidas e todo eleitor que estiver nas filas poderão votar, "os presidentes de mesas e fiscais estarão distribuindo senhas par que todos possam votar, mesmo fora do horario", ressalta.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Sem acessibilidade, eleitores enfrentam dificuldade para votar em S. A. de Jesus; assista ao vídeo
Postado por: Anacley Souza / 16:18h

Sem acessibilidade, eleitores enfrentam dificuldades para votar na cidade de Santo Antônio de Jesus. O episódio vergonhoso foi registrado na sessão do Clube dos 100 na manhã deste domingo (05). Indignado, o eleitor cadeirante externou sua insatisfação na rede social. Assista ao vídeo acima.

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora
05
Out
Sergipe tem número com Whatsapp para denúncia de crimes eleitorais
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:18h

Em Sergipe, cerca de 1,4 milhão de eleitores estão aptos a votar nas eleições deste ano. A segurança foi reforçada – ao todo, 5 mil policiais militares atuam em todo o estado. O Exército também enviou 800 homens para acompanhar o pleito em 12 municípios sergipanos. Uma novidade este ano é que a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe colocou à disposição dos eleitores um número de telefone celular com o aplicativo Whatsapp no intuito de receber denúncias de crimes eleitorais. Os relatos podem ser feitos pelo número (79) 8172-8318. Até o momento, houve apenas uma confirmação de compra de voto no estado. Na última sexta-feira (3), uma mulher foi presa no município de Carira, no agreste sergipano, com R$ 25 mil em cheque e R$ 930 em dinheiro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o valor seria destinado à compra de voto. Na casa da mulher, foram encontrados material de candidatos e uma lista com nome de eleitores.

Comente agora
05
Out
Salvador: Fortes ventos rasgam lona do Circo Picolino
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:12h

Os fortes ventos que atingiram Salvador desde a sexta-feira (3) causaram problemas em algumas áreas da cidade. Um dos locais prejudicados foi o Circo Picolino, que teve sua lona rasgada. A equipe decidiu baixar a lona por motivos de segurança, mas o material, que já estava remendado, não resistiu a uma rajada de vento. O circo lança, no dia 19 de outubro, uma campanha de financiamento colaborativo, a "#SomosTodosGuerreiros - Picolino 30 anos", para a compra de uma nova lona e reforma de suas estruturas. Entre as ações, será realizado um show de Margareth Menezes e convidados, além de espetáculos de música, teatro, dança, poesia e circo. Também podem ser realizadas doações pelo site Kickante a partir do dia 12 de outubro.

Comente agora
04
Out
Constantes quedas de energia irritam moradores de Varzedo
Postado por: Anacley Souza / 16:24h

Quedas sucessivas de energia tem causado transtorno aos moradores da cidade de Varzedo. Segundo informações de um internauta que entrou em contato com o Portal Voz da Bahia, as quedas constantes de energias continuam no município ressaltando que só neste sábado, já houve mais de 15 quedas ocasionando a queima de aparelhos eletroeletrônicos. Os moradores disseram que o órgão foi informado, mas até o momento o problema não foi solucionado, “quero ver quem vai pagar o prejuízo, ligamos diversas vezes e nenhuma equipe esteve aqui na cidade até o momento. Queremos a solução do problema o quanto antes”, fala indignado.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
04
Out
Secretaria de Assistência Social e Superintendência de Transito de S. A. de Jesus recebem novos carros
Postado por: Anacley Souza / 14:49h

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, realizou na tarde desta sexta-feira, (03/10), a entrega de seis veículos novos e duas motos, sendo 04 carros para a Secretaria de Assistência Social, adqueridos com recursos do IGD do Programa Bolsa Família, 01 carro e 02 motos com recursos próprios para a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes-SMTT e mais um carro para a Guarda Municipal, também adquerido com recurso próprio. O ato aconteceu na Secretaria de Assistência Social, onde, na oportunidade, foram inauguradas as novas instalações do órgão, com espaço totalmente climatizado e informatizado, inclusive com senha digital objetivando proporcionar agilidade, qualidade e comodidade às famílias que buscam por serviços socioassistenciais, uma preocupação do Governo Municipal que trabalha incansavelmente pelo povo de Santo Antônio de Jesus. Presente no evento, o vice-prefeito, Faustino Cunha realizou a entrega da chave do carro para a secretária de Assistência Social, Kátia Araújo, e mais um carro foi entregue pela primeira dama do Município, Srª Francineia Silva ao Comandante da Guarda Municipal, Raimundo Pinto, que agradeceu e comemorou junto com a sua equipe essa grande conquista alcançada depois de 20 anos de espera. A primeira dama agradeceu a todos que estavam presentes e disse: "Nesse momento acredito que quem mais está feliz é a população do Município com a conquista de quatro carros novos para o Social, mais dois carros e duas motos com recursos próprios.

Comente agora
04
Out
Ondas de trotes causa pânico à população de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:48h

Ondas de trotes tem causado alvoroço na cidade de Santo Antônio de Jesus com a crescente onda de violência que se evidenciou na cidade na última sexta-feira (03), onde três pessoas foram assassinadas a tiros. Após o ocorrido, várias pessoas se utilizaram da rede social WhatsApp para promulgar notícias inverídicas em relação a brigas, homicídio em diversas regiões da cidade. Em vista dos últimos acontecimentos, a Unidade do CETEP- Recôncavo, dirigida pelo professor Tom Amparo, recebeu inúmeras ligações, acusando-o de irresponsabilidade por manter a escola aberta, “recebemos várias ligações informando de mortes e tiroteio na cidade. Foram mais de vinte e cinco pessoas ligando fazendo referência ao assunto” relatou em entrevista a Andaiá FM na manhã deste sábado. Para o educador, é necessário cautela ao divulgar esse tipo de informação, já que o evento gerou pânico não só a alunos, quanto aos pais, professores e funcionários que receberam este mesmo tipo de trote, “pedimos às pessoas que tenham responsabilidade na hora de divulgar estas informações”, completa.

A redação do Voz da Bahia também foi alvo desses tipos de trotes. Durante todo o dia, recebemos ligações e dados pelo aplicativo WhatsApp falando sobre ocorrências que não existiram. Entramos em contato com a Polícia Militar e fomos avisados que eram trotes e alguém estava querendo assustar a população. Vale lembrar que na última quinta-feira, a PM recebeu uma informação falsa onde avisava que em um bairro da cidade, uma família inteira teria sido encontrada morta dentro de casa, chegando ao local, à guarnição não encontrou nada, em seguida as pessoas mandavam à imagem de cinco ratos mortos representando a ‘família’ morta.  Quem usa dessa má fé, devem entender que quando um ato desses é aplicado, os órgãos responsáveis como polícia militar, Corpo de Bombeiros e SAMU, estão deixando de salvar vidas.

Comente agora
03
Out
Outubro Rosa: Seção do Dia Municipal Rosa acontecerá na próxima segunda-feira (06) na Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 15:46h

A Campanha do Outubro Rosa 2014 teve início neste mês de outubro em Santo Antônio de Jesus e em todo o Brasil. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, as representantes do Grupo Amigas do Peito falaram sobre o evento. Inicialmente Sandra destacou que a campanha começou com o encontro de sete mulheres, que queria socializar a respeito do tratamento do câncer de mama, pelo fato de todas estarem passando por esse processo. “A curiosidade e o medo do desconhecido é muito grande, então cada uma tinha uma pergunta diferente e daí começou. Com um tempo percebemos que não podia ficar apenas entre nós, pois precisávamos sair e levar informações para as pessoas que estavam passando pelo mesmo problema”, disse. Segundo ela, é preciso enfrentar e saber como lidar com a doença, então na campanha é mostrado às pessoas o que de fato acontece para que elas encarem de frente essa situação. Sandra afirmou que dentre as palestras, na próxima segunda-feira (06) haverá o Dia Municipal Rosa com uma seção na Câmara, onde estará Dr. Luciano Ramos, mastologista e Dr. João Neiva, oncologista e as amigas do peito, falando e tirando dúvidas sobre o assunto. Ela anunciou a Caminhada Rosa que está prevista para o dia 26 de outubro, porém caso seja adiada para outra data será informado, devido ao segundo turno das eleições. Haverá ainda palestras em vários postos de saúde da cidade, empresas e em cidades do Baixo Sul da Bahia. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Out
Confira o que abre o que fecha no domingo de eleições em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:05h

Ainda, de acordo com o presidente do SINCOMSAJ, nos estabelecimentos do ramo alimentício serão fixados avisos de proibição da venda de bebidas alcóolicas. Neste domingo, 05, milhares de baianos irão às urnas para decidir o futuro do Estado e do Brasil. Quem exerce o ato de cidadania em Santo Antônio de Jesus, Recôncavo Baiano, não precisará se preocupar com o  uncionamento de alguns segmentos do comércio. Como habitual, os supermercados abrirão das 08 às 14h e postos de gasolina e drogarias abrirão também em horário normal. A decisão foi tomada após o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Santo Antônio de Jesus (SINCOMSAJ), Vicente Neiva, contatar alguns empresários do ramo a fim de verificar a intenção de abertura dos estabelecimentos. De forma unânime, todos optaram por abrir suas lojas no horário estipulado. Ainda, de acordo com o presidente do SINCOMSAJ, nos estabelecimentos do ramo alimentício serão fixados avisos de proibição da venda de bebidas alcóolicas.

Comente agora
03
Out
Capital: Falha no SalvadorCard impede entrada de passageiros; Setps diz resolver até sábado
Postado por: Letícia Oliveira / 13:05h

Após usuários do SalvadorCard relatarem que não conseguiram usar o cartão nos ônibus nesta sexta-feira (3), o Setps informou, em nota, que o problema teve causa “operacional”. Os cartões de algumas pessoas apresentaram a mensagem de que estavam bloqueados ou inválidos. De acordo com o sindicato das empresas, o problema já é sanado e o sistema deve voltar ao normal à 0h deste sábado (4). O Setps também pede que os usuários afetados compareçam a um dos postos na Lapa, Iguatemi e Comércio para a devida correção nos cartões. No caso de empresas clientes de vale transporte, poderão direcionar um preposto com todos os cartões  dos funcionários em que o problema tenha ocorrido. (BN)

Comente agora
03
Out
Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia afirma que os grevistas estão abertaos à negociações
Postado por: Letícia Oliveira / 12:38h

O Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcellos, em entrevista a Andaiá FM na manhã desta sexta-feira (03), falou sobre as negociações com os banqueiros para o fim da greve dos bancários. Segundo ele, a mobilização decorre da falta de negociação, que infelizmente, ainda não foi reaberta, limitando-se apenas a um índice que equivale a 1% de aumento acima da inflação. “Os principais itens da nossa reivindicação sequer foram tratados pela Federação Nacional dos Bancos e, por esse motivo, os bancários foram à greve”, disse. Augusto destacou que não há rodadas de negociação marcada, mas os bancários estão abertos a negociação para que esse impasse possa ser resolvido o mais rápido possível. Ainda conforme o entrevistado, a greve continua, na próxima segunda-feira (06) haverá uma assembleia e ainda não há nenhuma rodada de negociação marcada, contando ainda ainda que a greve só faz crescer no Território Baiano.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Out
Grupo Ambientalista GANA traz para Stº. Antº. de Jesus o Projeto Brotar Nascente pela segunda vez
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:05h

O Projeto Brotar Nascente chega pela segunda vez em Santo Antônio de Jesus através do Grupo Ambientalista GANA. Em entrevista a Recôncavo FM, Mila Wanderley, organizadora do evento, informou que esse evento tem como objetivo oficial a recuperação de matas ciliares e nascentes, ou seja, é focado em cuidar da água, não deixando que ela suma, já que a região é rica em água. “Queremos evitar que nossas nascentes desapareçam e nossos rios se poluam mais e que percamos essa riqueza”, disse. A respeito da falta d’água em São Paulo, ela comentou que isso já está acontecendo em algumas comunidades rurais de Santo Antônio de Jesus, como Povoado Avenida. Segundo a entrevistada, muitos moradores alegam que não há como cultivar pela falta d’água porque a nascente secou, “temos caminhado por muitas comunidade do município e é muito frequente o agricultor contar que pegava peixe, irrigava e plantava com a água e simplesmente a nascente não existe mais”, acrescentou.

Comente agora
03
Out
Homem procura por parente que saiu de Florianópolis com destino a Mutuípe há 8 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:55h

Um homem identificado por David Kampmann, residente na cidade de Florianópolis, entrou em contato com a Recôncavo FM, na manhã desta sexta-feira (03), para informar que está a procura de um parente. Ele contou que tem uma irmã por parte de mãe que se chama Ana Cristina de Jesus, o pai dela é Juvenal de Jesus, que saiu de Florianópolis há 8 anos dizendo que iria voltar para a Bahia, já que nasceu em Mutuípe, porém após esse período ela nunca mais teve contato com ele. “Ela é filha única dele e está muito preocupada por não ter informações do seu pai. Ele quando saiu daqui se despediu dela, levou os dados, mas nunca mais retornou, nem sequer ligou”, disse. David explicou que o homem é moreno, baixo e aparenta ter 78 anos atualmente. Ainda segundo ele, a sua irmã pegou uns dados de endereço pela prestadora de serviço de luz da Bahia, onde indicava que o dono dess nome residia no Povoado de Menezes, zona rural de Santo Antônio de Jesus. Ele não sabe o contato de quaisquer pessoas ligadas ao homem, mas garantiu que o mesmo dizia que sua família é toda da região. Quem souber o paradeiro de Juvenal deve entrar em contato com o telefone (48) 3257-3931.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Out
Responsável pela obra da Praça do São Benedito em S. A. de Jesus garante: "Não paramos, nem vamos parar"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:10h

Os comentários relacionados à Praça do São Benedito era que a obra de requalificação estava parada, já que não era visto pessoas trabalhando no local, que está com tapumes ao redor tapando a visão da população. Em entrevista a Recôncavo FM, um dos responsáveis pela realização da reforma, conhecido como Careca, disse que a obra nunca foi parada, pelo contrário, foi pedido que a mesma seja acelerada para ser entregue ainda neste mês de outubro. “Não paramos, nem vamos parar”, garantiu, complementando que a etapa de pavimentação tem prazo de conclusão até o final do mês, quando vai adentrar a parte de paisagismo. Segundo ele, não é de querer da empresa parar a obra, que está em andamento principalmente pelo fato de ser conceituada no mercado. Careca frisou que a questão do clima atrapalha um pouco, já que não há cobertura, mas “aos troncos e barrancos” a obra vai sendo feita. “Teve o atraso pelo fato de algumas árvores que tivemos que retirar a pedido da igreja, então não vamos deixar de executar a obra. Tudo está em seus conformes. Conservaremos a árvore do Tamarineiro, inclusive ela será revigorada pela paisagista para que volte a ter beleza. Entregaremos ainda este ano a praça pronta, pois o projeto do Natal, provavelmente, também irá incluí-la para que seja algo bem vistoso”, informou. A respeito das barracas, o entrevistado contou que prefere não falar sobre disso, por ser uma responsabilidade da Infraestrutura que está resolvendo o fato, porém, diante mão, avisou que foi informado que seria construído alguns quiosques para esses comerciantes. "Em nossas mãos, pelo menos, não chegou nenhum projeto para construção de quiosques, mas eu sei que o secretário de infraestrutura, Dr. Domingos Matos, não deixará esses pais de família sem a sua renda mensal", salientou. Ele finalizou a entrevista afirmando que a obra está com 70% de conclusão e só falta apenas fazer alguns ajustes importantes.

Obra na praça está em andamento

Redação  e fotos: Voz da Bahia

Um comentário
03
Out
Tarifa de embarque subirá 7,93% no Aeroporto de Salvador
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 09:58h

As tarifas de embarque em aeroportos administrados pela Infraero, como o Aeroporto Internacional de Salvador, vão subir 7,93% até o fim deste ano e deverão ser remarcadas novamente no início do ano que vem. Atualmente, os passageiros pagam R$ 21,57 nos embarques domésticos e R$ 74,72 nos internacionais, em terminais listados na categoria 1 operados pela empresa estatal. Além do aeroporto da capital baiana, serão atingidos os de Recife, Manaus, Porto Alegre, Santos Dumont (Rio de Janeiro), Congonhas (São Paulo), Fortaleza e Curitiba. Com o reajuste, o voo doméstico terá taxa de R$ 23,28 e o internacional, de R$ 80,64. O aumento é proposto em resolução que será aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A norma criará um novo modelo de revisão tarifária nos aeroportos administrados pelo Estado, que estão fora dos regimes de concessão ou de autorização. As tarifas estão congeladas desde 2012. De acordo com o texto da resolução, que foi submetido à consulta pública, o reajuste passará a autorizado uma vez por ano (em janeiro), com base na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontados os ganhos de produtividade, medidos pelo chamado fator “x”.

Comente agora
03
Out
S. A. de Jesus: Eleição do Conselho de Saúde do Irmã Dulce está acontecendo nesta sexta (03)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:31h

Nesta sexta-feira (03), acontecerá uma eleição para formação do novo Conselho de Saúde do Bairro Irmã Dulce. Em entrevista a Recôncavo FM, Antônio Soares informou que a comunidade deve comparecer ao Posto de Saúde do bairro, das 9h às 17h, portando o documento de identidade, CPF e carteira da família. “Essa eleição será feita para que a população possa estar reivindicando e reclamando dos descasos, além de solicitar mais rápido ao Poder Público Municipal, uma ajuda para resolver os problemas do nosso posto”, disse. Segundo ele, a presença dos moradores do bairro é de extrema importância. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Out
S. A. de Jesus: Cidadã alega que parto de sua tia não foi feito no Luís Argollo; obstetra esclarece o fato
Postado por: Letícia Oliveira / 09:10h

O parto da senhora Maria das Candeias Costa da Cruz, 38 anos, portadora de HPV não foi realizado no Hospital e Maternidade Luís Argollo, foi o que informou a sobrinha da mesma. Em entrevista a Andaiá FM, a mulher explicou que está acontecendo um descaso muito grande, pois sua tia está com uma gravidez de risco e o parto não foi feito. “Já fui na Central de Regulação para tentar regularizar o caso dela, ligaram para o médico e ele disse que não ia fazer o parto dela em Salvador e sim aqui em Santo Antônio de Jesus, pois tem condições”, contou, acrescentando que sua tia foi mandada para casa, ao retornar ao hospital, a mesma ficou na enfermaria e até ontem (02), estava aguardando atendimento médico. Indignada, a entrevistada alegou que a falta de dinheiro causa isso, pois se a sua família tivesse condições de pagar R$ 3.000,00 num parto, o procedimento teria sido feito bem rápido. “A assistente social já está no caso, mas eu fico me perguntando, se é um caso de risco, eles esperam a criança morrer para tomar uma providência?”, questionou, comentando que o marido da sua tia enviou um advogado para o hospital, caso contrário a mesma não estaria nem na enfermaria.

Resposta do Médico: Dr. Ricardo Leite, obstetra e plantonista do Hospital e Maternidade Luís Argolo acompanhou o caso da gestante e afirmou que a paciente é uma grávida que infelizmente está com problemas clínicos fora da gravidez e os recursos em equipamentos dos hospitais do interior da Bahia não são suficientes para deixar o médico tranquilo para fazer esse procedimento. “Uma paciente que pela minha ética médica eu não posso expor nos meio de comunicação quais as patologias que ela tem, mas eu afirmo com toda certeza e segurança que, se caso, fizéssemos a cirurgia dela aqui poderia causar risco de vida tanto para ela quanto para a bebê”, disse. O obstetra ressaltou ainda que pensando na conduta do bebê e bem estar da mãe a paciente foi transferida para outros hospitais que poderia dar assistência ao parto. Nos relatos da sobrinha da paciente a regulação havia dito que em Santo Antônio de Jesus havia os recursos certos para cuidar da mesma e, por conta disso, não aceitaram que ela viajasse para Salvador. Sobre esse comentário, o especialista discordou e comentou que a maternidade tem como dar demanda para quase todas as pacientes, porém, esta, em específico, tem problemas neurológicos e não há neurologista para tratar, além de problemas cardiológicos, “essa unidade não tem suporte para o tipo de problema que ela possui”, disse, acrescentando que se a mesma entrar em trabalho de parto, o procedimento será feito, porém o papel como médico é tentar a regulação para que ela seja assistida no melhor local possível, mas se não for conseguido uma vaga em um hospital com esse suporte, o parto será feito no Luís Argollo.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Out
Cidadão pede quebra-mola para a Rua Nova Brasília em S. A. de Jesus e avisa: "Faremos uma manifestação"
Postado por: Letícia Oliveira / 07:58h

Um morador da Rua Nova Brasília em Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a Andaiá FM para reclamar do perigo que está o local, referindo-se a falta de redutor de velocidade. Ele informou que é necessário a colocação de um quebra-mola na rua, pois os condutores de motocicletas e carros estão passando em alta velocidade na rua, causando medo àqueles que residem na área. "As crianças e adolescentes que passam pela via para ir a escola correm risco de serem atropelados, assim como nós moradores", disse. O cidadão lembrou ainda que uma senhora foi atropelada e veio a falecer no local no mês de junho, onde no fato duas crianças também foram atingidas. Na oportunidade, ele pede que a Secretaria de Infraestrutura se importe com a situação e tome uma providência, inclusive alertou: "Faremos uma manifestação com objetivo de chamar a atenção das autoridades competentes do município".

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Out
Salvador: Maternidade do Hospital Roberto Santos é reinaugurada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:18h

  1. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Após passar por reformas, a ala A da maternidade do Hospital Roberto Santos foi reaberta nesta quinta-feira (2). A estrutura hospitalar foi a primeira das três alas a passar pelas obras de requalificação. Agora, conta com 16 enfermarias, com dois leitos e um banheiro, cada uma, espaço de convivência para os pacientes, salas de aulas para médicos residentes, além de sala de triagem auditiva neonatal e de prescrição médica. “A gente está com o intuito de qualificar esses leitos. A Bahia está se esforçando para a gestante não ter apenas a hora certa de dar à luz, mas que tenha também uma estrutura humanizada à disposição” disse o secretário estadual de Saúde, Washington Couto.

Comente agora
02
Out
Santo Antônio de Jesus atinge meta de vacinação contra a raiva‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:29h

“A vacinação contra raiva animal é mais um desafio para a saúde pública de Santo Antônio de Jesus; no entanto quando o Município não mede esforços para proteger esses animais,(cão e gato) contra essa doença letal, a imunização acontece e as metas são atingidas”, afirma a Técnica responsável pelo Programa de Imunização, Graziele Bomfim. “ Agradecemos a Secretaria de Saúde, a Vigilância Epidemiológica, a Atenção Básica, ao motorista, aos Agentes de Saúde, enfim, a todos que colaboraram de forma essencial para o cumprimento desta meta”. A Campanha Nacional de Vacinação contra Raiva Canina e Felina, atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, imunizando cães e gatos da cidade, inclusive com visitas domiciliares promovendo uma ampla cobertura vacinal. A Diretora da Vigilância a Saúde, Daiane Mascarenhas, ressalta que “a meta foi alcançada graças a união da equipe da Secretaria Municipal de Saúde que tem feito a diferença em muitas das suas ações, mostrando que realmente a união faz a força. Agradecemos a todos os profissionais de Saúde, ACS, ACE, Técnicas de Enfermagem e enfermeiros que estão de parabéns pelo empenho e dedicação depositados nesta campanha de imunização”. (Gelly Sampaio ASCOM/PMSAJ)

Comente agora
02
Out
SAJ: Cidadã grávida reclama de mau cheiro causado por acúmulo de lixo ao lado de sua casa no Cajueiro
Postado por: Letícia Oliveira / 12:42h

Moradores da Rua Nova do Cajueiro entraram em contato com a redação do Voz da Bahia para reclamar da coleta de lixo do bairro. Segundo uma cidadã, que não quis ter o seu nome revelado, alguns de seus vizinhos e o responsável pela coleta de lixo da rua colocam tudo na frente de um terreno, que fica do lado de sua casa, causando um mau cheiro insuportável dentro da sua residência. “São ratos, baratas e urubus por cima do lixo, é um caos na minha porta e no meio da rua”, disse. A senhora pede que as pessoas tenham ciência do que está acontecendo e corrijam o erro. Ela contou que está grávida de 7 meses e não quer que isso continue, pois está prejudicando a sua vida e do seu bebê. O lixo é colocado no local às 7h.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
02
Out
Prefeito sanciona Lei que Institui Dia Municipal do Radialista em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:25h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Dr. Humberto Soares Leite, no uso de uma de suas atribuições legais, sancionou a LEI MUNICIPAL Nº 1259, instituído no âmbito do Município de Santo Antônio de Jesus, o Dia Municipal do Radialista, a ser comemorado anualmente no dia 21 de setembro. A Lei entrou em vigor no dia 25 de setembro/2014 e já consta no Diário Oficial. A data instituída passará a constar do Calendário Oficial de eventos do Município. Em Santo Antônio de Jesus, a data já foi comemorada no dia 21 de setembro com um grande passeio ciclístico realizado pelo SINTERP Regional Recôncavo. O radialista trabalha com os meios de comunicação, especialmente com o rádio, embora possa atuar com televisão e afins. A profissão foi regulamentada em 1978, pela lei 6.615.(Gelly Sampaio ASCOM/PMSAJ)

Comente agora
02
Out
S. A. de Jesus: Cidadã reclama de mau cheiro no interior do CentroSaj
Postado por: Letícia Oliveira / 12:18h

Cidadãos de Santo Antônio de Jesus entraram em contato com a redação do Voz da Bahia para reclamar da situação em que se encontra o CentroSaj, localizado na Rua 7 de Setembro. De acordo com os denunciantes, ao chegar no local é possível sentir um odor muito forte, que incomoda muito, “não sei se é esgoto, sanitário ou alguma coisa podre, só sei que fede muito”, comentou uma senhora. A cidadã disse ainda que não pode levar o filho em um local particular e necessita desses serviços, mas é obrigada a ser tratada dessa forma. “Será que os funcionários e autoridades que por ventura passam por lá não percebem?”, questionou, complementando que mau cheiro não combina com nada, nem com limpeza, muito menos com saúde, considerando o fato um descaso e falta de respeito com a população.

Reportagem Voz da Bahia

Um comentário
02
Out
É Hoje! Grupo de Teatro do Ceará apresentará peça "Romeu e Julieta" no Palco Girátório em S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 12:02h

O SESC de Santo Antônio de Jesus apresentará mais uma edição do Palco Giratório hoje, quinta-feira (02). Segundo a técnica cultural, Thais Caribé, o Palco Giratório terá apresentação do Grupo Garajal (CE) com o Espetáculo Romeu e Julieta, às 19h, na Praça Padre Mateus e será livre para todos os públicos. Ela informou que o grupo nasceu em 2003 através do trabalho desenvolvido em técnicas teatrais e montagem de espetáculos e vem trabalhando com o teatro de rua valorizando a cultura popular nordestina e técnicas circenses. A peça estará voltada a cultura nordestina, utilizando uma escada, onde os namorados (Romeu e Julieta) fazem as cenas, conforme Thaís em entrevista a Recôncavo FM. O grupo também realizará uma oficina no SESC nos dias 01 e 02 de outubro com várias técnicas teatrais. As inscrições são gratuitas, se iniciaram no dia 15 de setembro e irá até amanhã (30). Não é necessário apresentar carteira do SESC, apenas RG para fazer a inscrição.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
02
Out
Supermercados de S. A. de Jesus estarão abertos até às 14h deste domingo (05), informa sindicalista
Postado por: Anacley Souza / 11:51h

No dia da eleição os supermercados irão abrir normalmente em Santo Antônio de Jesus, porém com proibição da venda de cervejas. O Presidente do Sindicato Varejista do município, Vicente Neiva, explicou que como já foram abertos esses estabelecimentos em outras eleições passadas, neste ano não será diferente, porém será pedido aos empresários, que liberem os seus funcionários que votarem em outras cidades. “Pedimos que eles escalem os funcionários que votem em Santo Antônio de Jesus, mas no restante é o funcionamento normal das 8h às 14h”, disse, acrescentando que o Sindicato dos Comerciários procurou o Varejista para ver se provocaria o fechamento, mas ao se reunir com alguns empresários do ramo foi visto que não existia a necessita até pelo horário de fechamento. Segundo Vicente, a justiça eleitoral não se manifestou em momento algum, nem se envolveu nessa decisão, “pedimos que esses supermercados não vendam bebida alcóolica, inclusive colocaremos placas proibindo essa comercialização”, completou. Neiva afirmou que durante as eleições o movimento sempre foi normal e pacífico, sem ter qualquer registro sério com relação à segurança. Ele acrescentou que o Sindicato pede que não venda bebida alcóolica, mas a fiscalização se dá por parte da Justiça Eleitoral.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
02
Out
S. A. de Jesus: Cidadã pede apoio para realizar campanha beneficente no Dia das Crianças
Postado por: Letícia Oliveira / 11:18h

Muitos representantes de bairros de Santo Antônio de Jesus fazem festas para as crianças se divertirem no seu dia. Priscila Costa é uma das promotoras dessa alegria para a criançada e irá fazer uma campanha beneficente para a garotada da Avenida Beira Mar, como fez no ano passado. Em entrevista a Recôncavo FM, ela pediu apoio dos empresários da cidade, que possam doar brinquedos em perfeito estado ou novos. “Ajudar alguém não implica com política ou religião, tem a ver apenas com dignidade de querer ajudar essas crianças”, disse. A entrega dos brinquedos pode ser feita na Polifiltro, situada em frente ao Posto Cruzeiro do Sul ou também podem entrar em contato com ela através do número 75 8197-8195.

Redação e foto Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
02
Out
Técnico do PROCON afirma que implantação do órgão em S. A. de Jesus depende da vontade do Poder Público Municipal
Postado por: Letícia Oliveira / 10:55h

Em entrevista a Recôncavo FM, o Técnico do PROCON, Elvis Martins, falou sobre o atendimento ao público, que terá uma nova etapa, sendo esta prevista para logo após a eleição. De acordo com ele, o PROCON atua como órgão educativo, visto que chega na cidade, implanta um serviço itinerante, com intuito de orientar, informar e deixar bem claro ao consumidor seus direitos pelo Código de Defesa do Consumidor, também soluciona problemas de imediato sobre serviços de telefonia móvel e fixa e tem ainda atendimento a empresas conveniadas. “O PROCON hoje na Bahia é um forte protetor na relação do consumo de duas partes. Para o consumidor é bom e para o fornecedor é ainda melhor, pois ele não é apenas o vilão, pois às vezes porta um serviço que não está tendo qualidade, então a mesma procura o PROCON também”, disse, acrescentando que o órgão chega a ser mais eficiente na proteção com relação ao consumo do que o próprio juizado, que estende e demora tempo para solucionar um pequeno problema, enquanto o PROCON, às vezes em 15 dias ou de imediato já sai com êxito na solução do problema.

Comente agora
02
Out
Conceição do Almeida: Associado denuncia irregularidades na eleição do Sindicato Rural da cidade
Postado por: Letícia Oliveira / 10:06h

O senhor Marcos, residente na localidade de Sapatuí, zona rural de Conceição do Almeida, entrou em contato com a Andaiá FM para reclamar do Sindicato Rural. De acordo com ele, o gestor do sindicato tem 14 anos no cargo e quando tem eleição nenhum associado tem informação para votar, apenas elege o presidente no interior. “O presidente é Antônio e ele nem ao menos anuncia a eleição. Como pode isso?”, questionou. Segundo Marcos, não tem nenhum candidato contra ele, sempre é vitória por unanimidade. Aproveitando a oportunidade, ele pede um esclarecimento por parte da Diretoria do Sindicato.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com