As comentadas


Boa tarde , Quarta-feira, 26/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

18
Nov
14º Batalhão de Policia Militar apresenta novos formandos em Santo Antonio de Jesus; veja as fotos
Postado por: Anacley Souza / 20:45h

Aconteceu na manhã desta terça-feira (18), na Sede do 14º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus, a solenidade de Formatura dos novos Cabos da PM-BA. O evento foi prestigiado com a presença de Oficiais, Praças e familiares dos formandos. Em entrevista ao Portal Voz da Bahia, o Tenente Cel Luziel Andrade informou que esses oficiais serão distribuídos na região do recôncavo baiano, atendendo assim a demanda em todas as corporações da região.

Reportagem e fotos:  Voz da Bahia- Marcello Dial

Comente agora
18
Nov
Voz do Leitor: Moradora do Zilda Arns em S. A. de Jesus reclama da falta uma caixa coletora de lixo na comunidade
Postado por: Samile Macêdo / 18:01h

Uma moradora de prenome Joílda, residente no Conjunto Habitacional Zilda Arns, no município de Santo Antônio de Jesus, entrou em contato com a Rádio Recôncavo FM durante a tarde desta terça-feira (18) para reclamar de alguns moradores que desnecessariamente estão jogando lixo na pista que dá acesso ao SESC. A denunciante relata que na comunidade todos os dias tem coleta de lixo, porém esta não possibilita que objetos maiores como armários velhos, bancos, dentre outros sejam jogados. “Já fiz uma solicitação de caixa coletora, mas nunca colocaram. A quantidade de lixo é enorme e está sendo colocada do outro lado da via a fim de chamar a atenção das autoridades, pois não temos onde colocar esses objetos velhos. Peço, por favor para a Copa Ambiental e a Prefeitura que mande caixas coletoras para cá, acho que pior do que está não fica”, declarou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
18
Nov
Bom Jesus da Lapa: chuvas provocam desalojamento de 600 famílias no município
Postado por: Samile Macêdo / 15:36h

As fortes chuvas no município de Bom Jesus da Lapa, no vale são-franciscano, decorrentes da frente fria no estado já ocasionaram no desalojamento de 600 famílias em cinco bairros da cidade. O prefeito Eures Ribeiro já decretou estado de emergência no município. Segundo a assessoria de comunicação, um dos bairros da cidade, Beira Rio, já está 98% alagado. Todas as secretarias do município estão mobilizadas, colocando à disposição médicos e enfermeiros para atender os prejudicados. (BN)

Comente agora
18
Nov
SAJ: Publicado no Diário Oficial licitação para contratação de nova via da Avenida 29 de Maio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:27h

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus realizará no dia 15 de dezembro/2014,  na sede da Secretaria de Administração e Planejamento Licitação- Modalidade: CONCORRÊNCIA PÚBLICA, a qual será regida pela Lei Federal nº 8.666/93 de 21 de junho de 1993 e suas alterações posteriores,  para contratação da nova Via Estruturante  na Avenida 29 de Maio, objeto do Contrato de Repasse de nº 0303209-15/2009 firmado entre este Município e a União Federal, por intermédio do Ministério das Cidades, representado pela Caixa Econômica Federal, em conformidade com as especificações e projeto básico apresentado pela Secretaria de Infraestrutura.  O Edital e Anexo serão disponibilizados gratuitamente aos interessados através do sitewww.santoantoniodejesus.ba.io.org.brA construção da via estruturante Avenida 29 de Maio irá beneficiar cerca de 15 mil famílias de vários bairros do Município como Alto do Sobradinho e Maria Preta, abrangendo  as Ruas: Aracaju, Amazonas, Manaus, Alagoas, Maceió, Minas Gerais, Sergipe, Alan Kadeck, Ursicino Pinto de Queiroz, ladeira sento Feira Livre e entroncamento da Rua Aracaju com a Rua Maria Preta, sentido Rua Teodora Dias Barreto. 

Comente agora
18
Nov
Promotor moverá ação contra prefeitura de S. A. de Jesus por descumprir fiscalização da poluição sonora
Postado por: Letícia Oliveira / 11:59h

São inúmeras as reclamações de poluição sonora nos finais de semana, onde as pessoas alegam que os donos de carro não respeitam o silêncio. Sobre isso, o Promotor de Justiça de Santo Antônio de Jesus, Dr. Julimar Barreto, em entrevista a Recôncavo FM, destacou que a Promotoria continua recebendo denúncias e recentemente foi ingressada uma ação civil pública contra a prefeitura municipal porque deveria ter um órgão específico e capacitado para fazer essa fiscalização no município e não tinha, sendo que tudo recaía nas costas do Ministério Público ou Polícia Militar. De acordo com o entrevistado, a prefeitura alegou não ter condição e estrutura, não fazendo assim o serviço que cabia a ela. “De início a justiça deu logo uma liminar determinando que se escolhesse um órgão para fazer à fiscalização e que esse fosse aparelhado, agora a justiça já mandou a prefeitura criar um órgão que atenda a população 24 horas por dia”, afirmou, acrescentando que o órgão escolhido foi a Secretaria do Meio Ambiente. Dr. Julimar explicou que a população deve entrar em contato com a secretaria, porém ela funciona até às 14h, sendo assim foi avisado que após esse horário tem que falar com a SMTT, que receberão as denúncias até às 22h. Ele citou que após ás 22h não tem um órgão municipal que responda pela poluição sonora e defenda a população, de forma que, ainda assim o município está descumprindo a ordem oficial. O Promotor informou que entrará novamente com uma aptidão perante o judiciário dizendo que a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus está descumprindo a ordem e decisão judicial, que foi no sentido de que 24h por dia tenha um órgão municipal responsável pela área.

  1. Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira
3 comentários
18
Nov
S. A. de Jesus: Pais devem ficar atentos a compra de material escolar e reajuste de mensalidades
Postado por: Letícia Oliveira / 11:43h

Está chegando o final de ano e com ele a lista de materiais escolares para o ano letivo de 2015. Muitas vezes os valores são acima do correto e o consumidor se sente lesado, sem falar no exagero de algumas escolas ao cobrar material desnecessário. O Promotor Público de Santo Antônio de Jesus, Dr. Julimar Barreto informou que a proibição continua a mesma de todos os anos anteriores, que se refere a questão dos materiais de uso genérico, que não podem ser cobrados pela escola, como material de limpeza, papel higiênico e papel ofício, dentre outros. Segundo ele, os custos devem ser embutidos na prestação normal da escola e não podem ser repassados para os pais ou responsáveis pelos alunos. Sobre os preços, Dr. Julimar destacou que tem loja que por oferecer mais comodidade e conforto embute no preço tudo isso, tendo produtos mais caros, já outras mais simples podem oferecer um produto mais barato ou então, uma loja que compre maior quantidade tem condição de fazer um preço menor, porém, ele garantiu que cabe ao consumidor fazer a devida pesquisa para encontrar o melhor preço. “Em Santo Antônio de Jesus houve algumas escolas que foram acionadas, ligamos ou orientamos as pessoas da direção desses locais que passaram a cumprir a lei, sendo desnecessário entrar com ação judicial”, salientou.

Pagamentos das mensalidades: Muitas pessoas não pagam as mensalidades das escolas dos seus filhos e a criança, muitas vezes, fica impedida de estudar. De acordo com Barreto, o aluno matriculado não pode deixar de estudar por causa da inadimplência dos pais e a transferência de escolas também não pode ser proibida. Ele acrescentou que a escola tem o direito de não matricular o aluno novamente no ano seguinte e também outras escolas podem se recusar a matriculá-lo.

Reajustes de mensalidades: “Segundo uma lei federal a escola deve publicar ou comunicar o índice de reajuste, informando previamente que a mensalidade será reajustada no próximo semestre ou ano”, afirmou, complementando que junto ao anunciado deverá conter o motivo do reajuste.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
18
Nov
Denúncias de racismo: centro de Referência em Salvador já atendeu 90 casos
Postado por: Letícia Oliveira / 09:25h

Inaugurado em dezembro do ano passado, o Centro de Referência Nelson Mandela oferece apoio jurídico, psicológico e social a vítimas de racismo e intolerância religiosa na Bahia. Funcionando no 1º andar do Edifício Brasilgás, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Salvador, o serviço já atendeu mais de 90 casos. Pioneiro no Brasil, o centro é vinculado à Secretaria de Promoção à Igualdade Racial (Sepromi). Atuando tanto a partir de denúncias, quanto em casos noticiados pela mídia, a estratégia encaminha e acompanha os processos jurídicos e o cumprimento de possíveis medidas judiciais contra condenados pelos crimes de racismo. De acordo com o coordenador do centro, Ivonei Pires, a abordagem multidisciplinar, que vai além da assistência jurídica, é o principal diferencial no enfrentamento ao racismo, o que contribui para a conscientização e um maior volume de registros. “Temos atendido, praticamente, dois casos por semana de pessoas discriminadas no local de trabalho, espaços públicos, lojas, shoppings da cidade, escolas, além de casos de racismo institucional, de pessoas maltratadas ou que não têm o devido respeito quando acessam o serviço público”, disse Pires, que destaca ainda que a articulação com órgãos públicos, universidades e entidades da sociedade civil organizada por meio da Rede de Combate ao Racismo permite ampliar o alcance do centro, localizado em Salvador, para todo o estado.

Comente agora
18
Nov
Caso Davi Fiúza: Comissão da Câmara Municipal ouve familiares
Postado por: Letícia Oliveira / 08:24h

Vereadores que integram a Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, na Câmara Municipal de Salvador, ouvirão na tarde desta terça-feira (18) a família do garoto desaparecido Davi Fiúza. Ninguém sabe do seu paradeiro desde o dia 24 de outubro, quando foi visto pela última vez no bairro de São Cristovão. O evento ocorrerá às 14h. O caso tem como possibilidade de envolvimento de policiais, e a mãe de Davi está sob medida protetiva. (BN)

Comente agora
18
Nov
Réveillon: venda de ingressos para camarote em Salvador começa nesta quinta
Postado por: Letícia Oliveira / 07:01h

A partir de quinta-feira (20), quem quiser curtir os shows do Réveillon de Salvador 2015 na Praça Cayru com mais privacidade poderá comprar ingressos para o camarote privativo da festa. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, a cervejaria Schincariol deve explorar o espaço nos dias de festa na Praça Cayru, no Comércio, entre 29 de dezembro e 1º de janeiro de 2015. “Oferecemos um espaço que já era usado como camarote oficial e eles ampliaram a cota de investimento no Réveillon com a possibilidade de exploração do lugar”, disse o secretário, ontem, em entrevista ao programa Conexão CBN, referindo-se à área próxima ao monumento do artista plástico Mário Cravo, onde, no ano passado, ficou o camarote da prefeitura. Nos quatro dias de apresentações no Comércio, soteropolitanos e turistas poderão curtir shows de Saulo, Claudia Leitte, do DJ francês Bob Sinclair e Aviões do Forró, além da virada do dia 31, que será comandada por Ivete Sangalo.

Comente agora
17
Nov
Confira fotos da 18ª edição do Show e Caminhada da Paz em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:48h

Veja todas as fotos: CLIQUE AQUI!

Aconteceu durante este final de semana em Santo Antônio de Jesus, a 18ª edição do Show e Caminhada da Paz realizado pela Igreja Caminho ao Deus Vivo. Com várias atrações como Marcus Nunes, Fernandinho, Som e Louvor, PG, Nengo Vieira e Thalles Roberto, a festa atraiu uma multidão de fiéis de diversas cidades da Bahia. A Caminhada é o maior evento gospel gratuito do recôncavo baiano e já faz parte do calendário da cidade oficialmente. Segundo informações da PM, estima-se cerca uma média de nove mil pessoas durante os três dias de festa.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia - Marcello Dial
Comente agora
17
Nov
S. A. de Jesus: MP e Embasa iniciam projetos de requalificação do Rio da Dona
Postado por: Samile Macêdo / 22:33h

O MP (Ministério Público) e a Embasa do município de Santo Antônio de Jesus estão realizando um projeto para requalificar a barragem do Rio da Dona. Dr. Julimar Barreto, Promotor de Justiça da cidade foi entrevistado durante a noite desta segunda-feira (17) para falar sobre a reunião que aconteceu hoje, a qual abordou os planejamentos de reestruturação dos mananciais. O Promotor revela que o órgão de Justiça juntamente com a Embasa, Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desenvolveu um trabalho por cerca de um ano, fazendo estudos, “a fim de diagnosticar os problemas existentes na barragem do Rio da Dona para, a partir daí, elaborarmos soluções. Com as pesquisas percebemos que a barragem tem recebido muitas substâncias derivadas de adubação excessiva, uso intensivo de agrotóxicos, falta de proteção nas nascentes e matas que protegem os rios”, conta. De acordo com Dr. Julimar, a situação do tanque é muito grave, pois além de estar com cerca de 30% do espelho d’água tomado por plantas, os Rios da Dona e de Areia que dão acesso à Barragem, estão seriamente comprometidos. “A Embasa fez uma consideração com o Ministério Público objetivando angariar parcerias com as prefeituras de outros municípios e órgãos como EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), DAB (Departamento de Ação Básica), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), para nós fazermos uma campanha com objetivos e metas definidas a fim de recuperar e preservar o manancial hídrico da região, principalmente a barragem do Rio da Dona”, explica.

Comente agora
17
Nov
São Francisco do Conde promove encontro de gestores do Bolsa Família do Recôncavo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:16h

Representantes de 20 municípios devem estar presentes no Encontro da Rede de Gestores do Bolsa Família do Recôncavo, que será realizado na próxima sexta-feira (21), em São Francisco do Conde. Os gestores irão buscar para estabelecer um canal permanente para informações e troca de experiências entre municípios, estado e governo federal. O evento, promovido pela prefeitura da idade, acontecerá no Espaço Viver, das 08h as 16h, e tem o objetivo de fortalecer as gestões municipais da região, melhorar o trabalho no território e a gestão do CadÚnico e do Programa Bolsa Família. (BN)

Comente agora
17
Nov
S. A. de Jesus: Expomandioca 2014 já tem data marcada e será realizada em novo espaço
Postado por: Letícia Oliveira / 12:36h

A Expomandioca acontecerá em Santo Antônio de Jesus entre os dias 11 e 14 de dezembro. O Secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Carlos Toneto, informou, em entrevista a Andaiá FM, que o evento acontecerá num estacionamento situado na Avenida Urcisino Pinto de Queiroz, próximo à Insinuante, pois no espaço da União não foi permitida a realização, fato que criou um grande problema para a secretaria. Segundo Toneto, um empresário da cidade disponibilizou a área para que fosse feita a festa e tudo já está resolvido. “Será um evento modesto em termos de tamanho, mas vai ser muito importante por estarmos mostrando os trabalhos dos agricultores e empresas”, destacou, acrescentando que haverá shows para animar o evento e já há atrações confirmadas, porém não anunciou os nomes.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
17
Nov
Voz do Leitor: Moradores do Pastinho em C. do Almeida reclamam de falta d'água há 15 dias
Postado por: Letícia Oliveira / 12:11h

Os moradores do Pastinho, zona rural de Conceição do Almeida estão reclamando da falta de água que afeta o local. Segundo eles, há 15 dias a população está sem agua há mais de 15 dias e o sofrimento é grande, já que o líquido é usado para uso diário. “Estamos sem água para tomar banho, lavar nossas roupas, nem para beber a gente tem água. Já basta, precisamos de uma solução por parte do Poder Público”, concluíram.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
17
Nov
Mesmo com R$ 7 milhões destinados, 28 cidades baianas ainda não têm plano de saneamento
Postado por: Letícia Oliveira / 11:27h

Vinte e oito municípios da Bahia com até 50 mil habitantes ainda não finalizaram seus planos municipais de saneamento básico. Dos 30 que receberam mais de R$ 7 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), apenas Camacã, sul do estado, conseguiu concluir o projeto, e Firmino Alves, na mesma região, falta receber a aprovação da Câmara Municipal para terminar o plano. Os convênios foram assinados entre 2009 e 2012. Na lista das cidades com atrasos na implantação dos projetos, estão Amélia Rodrigues, Andorinha, Belo Campo, Boa Nova, Buerarema, Canavieiras, Cansanção, Ciapra, Coaraci, Conde, Ibiassuce, Ibicoara, Itacaré, Itaju do Colônia, Itororó, Ituberá, Jandaíra, Maragogipe, Pau Brasil, Pintadas, Piraí do Norte, Planalto, Poções, Riacho de Santana, Rio do Antonio, Rio de Contas, Una e Uruçuca. O governo federal prorrogou até dezembro de 2015 o prazo para que todas as cidades do país adotem os planos. Pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, que prevê a cobertura de 92% de esgotamento sanitário no país, as cidades que não apresentarem os projetos não poderão receber recursos para obras de saneamento básico. Atualmente, o percentual de cidades em todo o país com saneamento é de apenas 48%. Informações do Correio.

Comente agora
17
Nov
Alagoinhas: Vereador questiona conselho de transporte e aumento da tarifa de ônibus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:34h

O vereador de Alagoinhas Radiovaldo Costa criticou a reformulação do Conselho Municipal de Transporte Coletivo e Trânsito do município, que proporcionou o aumento da tarifa de ônibus de R$ 1,90 para R$ 2,20. O colegiado passou a ser composto, em sua maioria, por órgãos da prefeitura da cidade. Em entrevista ao site Alagoinhas Hoje, o vereador disse que a mudança foi ilegal porque foi instituída por meio de decreto, mas deveria ser feita por meio de legislação, já que alterou outra lei. “O decreto do prefeito não fez nenhuma referência a esta lei, que é o instrumento legal para balizar qualquer ação a respeito do conselho, porque ela está em vigência e, em uma pesquisa nos arquivos da Câmara de Vereadores, constatei que não houve a aprovação de outra lei e nem a sua revogação”, justificou. O site local tentou entrar em contato com a prefeitura, mas não obteve resposta. (Bahia Notícias)

Comente agora
17
Nov
Famílias de Emanuel, Emanuelle e Daniel Prata se unem para pedir justiça
Postado por: Letícia Oliveira / 09:27h

Familiares e amigos de vítimas de acidentes de trânsito realizaram na manhã do domingo (16), no Farol da Barra, uma manifestação pedindo punição aos culpados pelas mortes dos acidentados. Uma das mais ativas no protesto era Marinúbia Gomes, mãe de Emanuel e Emanuelle, mortos em outubro do ano passado depois de um acidente em Ondina. “Kátia Vargas perseguiu e assassinou meus filhos no trânsito. Agora, ela está pedindo à Justiça autorização para deixar o país e visitar a filha no Canadá. É muito claro que a intenção dela é fugir e escapar de uma condenação. Não podemos aceitar isso!”, afirmou.Marinúbia discursou e conseguiu atrair a atenção das pessoas que passeavam pela Barra. A mãe dos jovens solidarizou-se à família dopublicitário Daniel Pachoaliq Prata, 28 anos, morto em um acidente na Avenida Antônio Carlos Magalhães no dia 8 deste mês.  “Um alcoólatra irresponsável tirou a vida de um jovem que tinha um futuro lindo pela frente, querido por essas pessoas que estão aqui. Eu mal consigo dormir com o gosto de sangue na minha garganta que sinto depois que perdi meus filhos”, contou Marinúbia. Paloma Prata, irmã de Daniel, mora nos Estados Unidos e estava lá quando soube da morte do irmão, cujo carro se chocou com o veículo do advogado Roberto João Starteri Filho, 38 anos. “Precisamos convocar a sociedade para chamar a atenção das autoridades e pressioná-las. Precisamos acabar com a impunidade. Se o acidente fosse nos EUA, Roberto João estaria preso, pois lá o bafômetro é obrigatório, caso a polícia exija”, afirmou Paloma.

Comente agora
16
Nov
Médico relata que moradora de Nazaré das Farinhas encontra-se desorientada em Mar Grande
Postado por: Samile Macêdo / 23:12h

Doutor Abevailton Silva, médico plantonista do município de Mar Grande (34 km de Salvador) entrou em contato com o Portal Voz da Bahia na noite deste domingo (16), para relatar que encontrou uma mulher identificada por Adenildes Cristiane de Santana, 36 anos, na cidade visivelmente perdida, alegando morar em duas ruas diferentes, ambas do município baiano de Nazaré: Alan Kardec – bairro Muritiba e na antiga Rua do Golfo, atual Milton Costa. Dr. Abevailton relata que a senhora afirma ser filha de Antônia Neri das Virgens e irmã de Wicaro Neri Santana, que segundo ela, trabalha em uma rodoviária de Nazaré das Farinhas. De acordo com o denunciante, a mulher não sofreu agressões, porém está totalmente desorientada e atualmente se encontra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande aguardando algum familiar vim buscá-la.

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia
Comente agora
16
Nov
Após 213 dias sem aumento no nível, Sistema Cantareira atinge 2ª cota de volume morto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:18h

  1. Foto: EBC

O nível do Sistema Cantareira registrou uma nova queda neste sábado (15) e completou 213 dias sem registro de aumento do volume, apontam dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com o novo registro, a captação da segunda cota do volume morto foi oficialmente iniciada. Mesmo com 0,2 mm de chuva registrado no dia anterior, o índice de sábado era de 10,6% da capacidade. Desde o dia 24 de outubro, a Sabesp contabiliza mais 10,7 pontos percentuais no nível, que se referem aos 106 bilhões de litros da segunda cota. À época, a medição saltou de 2,9% para 13,6%. Ainda assim, segundo a companhia, a captação da reserva não havia iniciado.

Comente agora
16
Nov
Itabuna: prefeito decreta contenção de gastos no município
Postado por: Anacley Souza / 14:25h

O prefeito Claudevane Leite, mais conhecido como Vane, decretou a contenção de gastos na Prefeitura de Itabuna. A decisão, segundo ele, tem o objetivo de não comprometer investimentos e afetar ainda mais o pagamento de salário do funcionalismo. Nos últimos meses, o prefeito enfrentou protestos de servidores devido aos atrasos. De acordo com o decreto, serão suspensos contratos de “prestação de serviços, aquisição de bens, locação de imóveis e veículos, contratação de organizações sociais, obras e construções e reformas destinados ao funcionamento de órgãos e entidades da Administração Pública”. Novos contratos – de substituição – poderão ser assinados “desde que mantidas as mesmas condições do contrato vencido. A ‘tesoura’ do prefeito restringe, ainda, gastos com viagens e pagamento de diárias e despesas com recepções, solenidades e demais eventos, além de autorização de cursos, seminários, congressos, simpósios, etc., que demandem pagamento de inscrições, aquisição de passagens aéreas, diárias, verbas de deslocamento e remuneração”. Dentre os cortes programados está o das funções gratificadas, que terão valor reduzido. Informações do site Pimenta.

Comente agora
16
Nov
Brumado: Chuva forte faz rio transbordar e deixa moradores ‘ilhados’
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:37h

Moradores do distrito de Cristalândia, em Brumado, no sudoeste baiano, ficaram ilhados por cerca de três horas neste sábado (15) depois que as fortes chuvas que atingem a região fizeram o rio transbordar e cobrir a ponte que faz a ligação com a cidade. Segundo o presidente da Associação de Moradores do local, Lídio Santana, as pessoas tiveram que esperar às margens do rio até que as águas baixassem. “Ficamos ilhados. Poucos se arriscam a passar e, mesmo assim, colocando a vida em perigo, pois a correnteza é muito forte”, disse ele. Santana contou, ainda, que alguns ribeirinhos já deixam suas casas por temerem alagamentos, já que a previsão é de que as chuvas continuem neste domingo (16). “O pessoal está pegando o que pode carregar, mas não querem se arriscar a ficar em suas casas. Eles estão indo paras casas dos parentes aqui na região ou na sede do município”, afirmou o presidente comunitário. Informações do Brumado Notícias.

Comente agora
14
Nov
SAJ: Inovação e tecnologia no varejo é tema de último ato da Mega Palestra em 3 Atos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:01h

A Mega Palestra em 3 Atos, realizada pelas Entidades Empresariais – ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ – em parceria com o Sebrae desde a última segunda, 10, encerrou hoje com a palestra intitulada inovação e tecnologia no varejo. A palestra, realizada no auditório do Antonius Imperial Hotel, em Santo Antônio de Jesus, reuniu empresários santoantonienses e empresários e representantes de associações comerciais de diversas regiões da Bahia. Ministrada pela professora doutora e renomada palestrante internacional, Regiane Romano, a capacitação abordou maneiras de inovação tecnológica nos negócios direcionada para micro e pequenas empresas. Para Regiane Romano, a inovação tecnológica no varejo possibilita, dentre outros benefícios, conhecer melhor os clientes, seus concorrentes de mercado, seus funcionários e os produtos que giram e os que não giram. Contudo, apenas isso não é um diferencial decisivo. “É preciso inovar agregando também a parte da interatividade, do entretenimento ligado à gestão e com o foco no consumidor, que está cada vez mais exigente; a inovação precisa ser trabalhada em múltiplos canais de venda”, destacou Romano.

Quem compareceu à palestra, não se arrependeu. O cineasta e empresário do ramo de publicidade na cidade, Fernando Almeida, destacou a importância de profissionais da área de publicidade participarem de palestras como esta.

Comente agora
14
Nov
Voz do Leitor: Moradora do Cocão zona rural de Stº. Antº. de Jesus reclama das condições da estrada
Postado por: Letícia Oliveira / 13:42h

Uma moradora do Cocão, zona rural de Santo Antônio de Jesus reclamou das péssimas condições das estradas. Segundo ela, foi prometido calçamento para o local, mas até o momento nada foi feito e enquanto isso os moradores sofrem com a falta de infraestrutura. A senhora Ana informou que a estrada está cheia de valetas e fica muito difícil a locomoção para a zona urbana. “Não aguentamos mais isso, pedimos que os responsáveis passassem a máquina na estrada, mas fingiram que nem nos ouviram”, disse, acrescentando que os postes de iluminação pública estão com as lâmpadas queimadas e à noite é muito perigoso.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Nov
Itaquara: Lei antinepotismo é revista após pedido de urgência urgentíssima da prefeitura
Postado por: Letícia Oliveira / 12:16h

O projeto que previa mudanças na legislação para contratação de parentes no Executivo do município de Itaquara foi aprovado nesta quinta-feira (14) com o voto de minerva do presidente da Câmara de Vereadores, Edinho Barreto (PMDB). Quatro dos nove vereadores do município votaram contra a lei que modificou o antinepotismo, criada em 2007 e que impedia a presença de parentes de até terceiro grau indicados pelo gestor municipal na estrutura da prefeitura. “Existe uma súmula da constituição que define que você pode contratar parentes como agentes políticos. Não existe nenhum parente meu contratado pela prefeitura. O que tem são dois nomeados como secretários [o marido e um cunhado], o que pela constituição é permitido”, defendeu a prefeita Iracema Guimarães (PMDB) em entrevista ao Bahia Notícias, antes da aprovação do texto. No atual secretariado, o ex-prefeito de Itaquara e marido de Iracema, Astor Moura Araújo (PMDB), assumiu como secretário de Governo depois que teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral em 2012. (BN)

Comente agora
14
Nov
Caso Davi Fiuza: Família organiza manifestação na Praça da Piedade em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 07:54h
Depois de mobilizar as redes sociais para chamar atenção para o desaparecimento de Davi Fiuza através de um tuitaço nesta quinta-feira (13), familiares e amigos do adolescente convocam as pessoas através da Fan Page no Facebook para uma manifestação pacífica sexta-feira na Praça da Piedade às 10h, no centro de Salvador. Rute Fiúza, mãe do jovem desaparecido, relatou que seu filho, Davi Fiúza, de 16 anos, foi abordado por policiais militares por volta das 7h30 na Rua em que a família vive, a São Jorge de Baixo, na região de Vila Verde. "Ele estava conversando com uma vizinha quando os policiais chegaram. Eu estava em casa e vizinhos ligaram pedindo pra minha outra filha descer correndo porque os PMs estavam levando meu filho. Quando ela desceu ele já tinha sido levado", relatou Rute. Segundo informações do delegado Antônio Carlos Magalhães, policiais da 49ª Companhia Independente de Polícia Militar/São Cristovão foram intimados a prestar depoimento nos próximos dias para comprovar a suposta participação no sumiço do jovem. (Aratu)
Comente agora
14
Nov
S. A. de Jesus: Moradores do Barro Vermelho fecharam a rua para reivindicar a falta de calçamento do local
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:50h

Os moradores do Barro Vermelho, bairro de Santo Antônio de Jesus, que fica próximo à BR-101, fizeram uma manifestação pacífica na manhã de ontem, quinta-feira (14), por volta das 9h, fechando a rua e reivindicando calçamento para a localidade por não aguentarem mais a falta de infraestrutura. A senhora Edineide Lisboa Nascimento, informou em entrevista a reportagem do Voz da Bahia que a pista foi fechada para chamar atenção das autoridades municipais responsáveis pela infraestrutura, visto que a poeira promovida com o tráfego de veículos está prejudicando a saúde de todos. “Precisamos de um calçamento. Entra um prefeito e sai outro, mas nenhum resolve a nossa situação. Dizem que vão calçar a rua, mas só fica na promessa. No Alto Santo Antônio há muitas ruas calçadas, no Amparo está calçando, no Mirante do Andaiá também e nós ficamos aqui nessa situação, até hoje eles não nos dão o calçamento”, destacou, acrescentando que por muito pouco não foi atropelada por uma moto que passava no local, visto que há uma enorme falta de respeito por falta dos condutores, pois eles passam em alta velocidade. Segundo a cidadã, a polícia discorda da atitude dos moradores, mas precisam entender que todos estão indignados com essa situação, que só vem piorando a cada dia. Edineide comentou que o conserto da BR-101 faz com que os veículos passem pela rua, já que a pista está interditada, “até ônibus está passando aqui na rua, como pode isso?”, questionou.

  1. A rua ficou interditada e os veículos não podiam passar
Comente agora
13
Nov
S. A. de Jesus: Com obras inacabadas, população pede manutenção no Canal do Mutum
Postado por: Anacley Souza / 18:33h

Os moradores da Avenida Heitor Lírio de Melo em Santo Antônio de Jesus estão preocupados com as proximidades das chuvas neste verão. A dificuldade maior dar-se por conta da inacabada obra do canal do Mutum que passa pela localidade colocando em risco as casas vizinhas. Em contato com a Recôncavo FM, o cidadão de prenome Marcos falou de sua preocupação, “quando a chuva vem invade tudo e com as obras inacabadas estamos prevendo o prejuízo”, revela. Segundo informou, parte da rede que recebeu as primeiras revitalizações já estão em estado degradante, “o matagal tomou conta. As obras já vem se arrastando há anos e só temos promessas e nada de acabar”, fala. A população pede maior atenção a secretaria de infraestrutura do município e a órgãos competentes para que a manutenção seja feita no local o quanto antes.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Nov
Sem salários, funcionários do Hospital municipal de Jacobina ameaçam parar
Postado por: Anacley Souza / 16:27h

Nesta quarta-feira (12), funcionários do Hospital Antonio Teixeira Sobrinho, na cidade de Jacobina, que atende a região, denunciaram que estão há dois meses sem receber salário e ameaçam paralisar as atividades na próxima semana. segundo informações de funcionários os salários estão atrasados há mais de dois meses, “A situação acontece sempre, mas dessa vez está mais agravante porque já são dois meses que estamos sem receber. O correto é pagar até 5º dia útil de cada mês, e nunca pagam. Hoje já estamos em meados de novembro e nada do salário de setembro, nem outubro”, lamenta. O quadro envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e trabalhadores do administrativo. A maioria dos profissionais trabalha como prestadores de serviço e por medo de represálias, acabavam sempre aguardando um posicionamento do prefeito. No entanto, decidiram desta vez se mobilizar e ameaçam uma paralisação até a próxima segunda-feira (17). As Informações são do site Bocão News.

Comente agora
13
Nov
S. A. de Jesus: Gerente de contratos e engenheiro esclarece denuncias sobre obra da Pça do São Benedito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:02h

Álvaro Luís, Gerente de contratos e convênios da Prefeitura do município de Santo Antônio de Jesus e Bráulio Pitanga, Arquiteto fiscal da cidade santoantoniense, foram entrevistados pela rádio Recôncavo FM durante esta manhã de quinta-feira (13) para explicar aspectos referentes ao andamento das obras da Praça do São Benedito. Álvaro relata que ficou surpreso ao ver uma matéria no site Voz da Bahia no qual um denunciante disse que o piso da Praça estaria mal colocado. “Para explicar sobre o assunto, aproveitei a oportunidade para convidar Bráulio, arquiteto para abordar a questão da infraestrutura. Mas gostaria de dizer que o Prefeito Humberto Leite (PDT) se preocupa muito com esse projeto, estamos sendo muito cobrados, sempre presentes, trabalhando e cumprindo os requisitos constantemente. Vou até o local, tiro fotos do andamento do trabalho, passa para Humberto, ele analisa, fiscaliza, visto que também é engenheiro e as irregularidades podem acontecer, mas é corrigido o mais rápido possível”, conta. O gerente informou que a obra ainda não está terminada e está ocorrendo um intenso trabalho para concluí-la. “Aumentamos o número de funcionários, através da empresa ganhadora, Gama Engenharia, para acelerar mais o progresso do planejamento”, expõe.

Comente agora
13
Nov
Vídeo: amigos bebem juntos, brigam e quebram tudo em bar de Serrinha
Postado por: Letícia Oliveira / 12:23h

Um grupo de homens que bebiam juntos em um bar no centro do município de Serrinha, no Nordeste Baiano, no último domingo (9), promoveu um quebra-quebra, no estabelecimento de nome JR Drinks. De acordo com informações do Bocão News, os envolvidos estavam juntos, quando de repente começaram uma discussão e em seguida a troca de agressões físicas.

Comente agora
13
Nov
Infestação de mosca azul causa pânico aos moradores de S. Miguel das Matas
Postado por: Samile Macêdo / 10:44h

A população do município de São Miguel das Matas entraram em contato a reportagem do Voz da Bahia nesta quinta-feira (13),  para denunciar que o lixão localizado cerca de 500m da cidade se tornou um grande foco da mosca azul. Segundo os moradores, o lixo é jogado em um local aberto. “Não temos aterro sanitário, então a mosca faz a festa e praticamente tomou conta do município, invade nossas casas causando um terrível incômodo”, relatam. Os cidadãos solicitam que o setor de Meio Ambiente da cidade, solucione o problema. 

Reportagem e foto:  Voz da Bahia Marcello Dial

Comente agora
13
Nov
Vereador de Teixeira de Freitas denuncia contrato com restaurante para fornecer cartuchos
Postado por: Letícia Oliveira / 10:41h

Um contrato firmado entre a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas e um restaurante da cidade para fornecimento de cartuchos de impressoras foi denunciado pelo vereador do município, Gilberto do PT, em discurso realizado ontem. Os dados foram descobertos após Gilberto ter solicitado a descrição dos gastos da Câmara.A empresa Waggi Restaurantes Ltda. foi contratada pelo valor de R$ 7,5 mil. O vereador também questionou a suposta contratação de uma empresa com endereço residencial, para treinar funcionários da Câmara, no valor de R$ 43.250. O edil revelou também um outro contrato com uma empresa de produtos alimentícios que fornece material de limpeza com um custo de R$ 67,3 mil. O presidente da Câmara, Ronaldo Baitakão, disse que tem feito uma gestão transparente e digna e alega que Gilberto cometeu uma injustiça. Segundo informações do SulBahia News, Ronaldo afirmou que o restaurante citado seria o mesmo que entrega refeições aos vigilantes da Casa, e que tem, no mesmo CNPJ, uma subcategoria de objeto da empresa para trabalhar com fornecimento e recargas de cartuchos. (Política Livre)

Comente agora
13
Nov
Após situação com travestis, Grupo Cores da Cidade está tomando providências para coibir a homofobia em S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 10:19h

A respeito da situação envolvendo travestis de Santo Antônio de Jesus, que alegaram terem sido proibidas de adentrar numa festa, pelo fato de estarem vestindo roupas curtas, o vice-presidente do Grupo LGBT Cores da Cidade, Adão Andrade, se pronunciou em entrevista ao site Voz da Bahia. De acordo com ele, o fato chegou à presidência e não há justificativa para essa atitude preconceituosa, muito menos argumento para descriminar homossexuais. “Se houvesse na portaria uma placa impedindo homens e mulheres de entrarem com trajes pequenos, poderia haver proibição, mas sendo que elas alegam, que estavam em trajes curtos, assim como outras mulheres, nesse ato há claramente a homofobia. Foi um comportamento homofóbico e indigno”, destacou.  Segundo Adão, as medidas necessárias para coibir essas situações na cidade estão sendo tomadas, pois os homossexuais precisam ser tratados da mesma maneira que se tratam os heteros. O representante da categoria alegou que, infelizmente, o Governo Federal, que foi reeleito peca nesse tipo de situação, pois se a Presidência da República tivesse se esforçado para criminalizar a homofobia no Brasil essa atitude não aconteceria, mas as pessoas optaram por mais quatro anos de Partido dos Trabalhadores no poder.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
13
Nov
"Ainda não sei o que foi", diz lutadora que andou nua no RS
Postado por: Samile Macêdo / 10:15h

"Tu sabe o que foi que aconteceu? Me explica, que eu ainda não sei o que foi”, assim começa a entrevista com Betina Baino, 35 anos, a lutadora de MMA que protagonizou o segundo episódio de nudez pública ocorrido em Porto Alegre nas últimas semanas. A indignação e o desespero acumulados em uma vida de erros e acertos a levaram ao ato extremado em um momento no qual se sentia completamente desamparada por tudo e por todos. “Eu não quero pena, porque eu acho que ninguém tem o que não mereça e que não aguente. Mas quero que de repente as pessoas não façam o mesmo que eu, que vejam que não sou só um corpo, que possam manter a dignidade”, diz Betina. Ela se refere à prostituição, trabalho ao qual teve que recorrer para comer, sendo que naquele momento no qual resolveu ficar nua, nem a venda do próprio corpo lhe garantia o mínimo necessário para viver. “Estou em uma fase da minha vida em que eu não tenho mais nada”. Enquanto caminhava na rua, nua, em meio aos carros debaixo de chuva, ouvindo buzinadas e gritos de gostosa, Betina disse entre outras coisas que era do MMA. O carinho que ela tem pelo esporte é imensurável para quem vê de fora, porque nos três anos nos quais praticou o esporte, pela primeira vez na vida, sentiu o que era ter autoestima. “Tu treina para aquilo, é respeitada. Eu nunca achei que merecia ser tratada com tanta admiração, porque fiz muita coisa errada na minha vida. Mas quando virei prostituta para ser atleta, parece que eu virei um bicho (...) não tenho como começar porque tenho 35 anos. Não tenho carteira assinada, um salário de R$ 800 não paga o meu quarto de R$ 500, mais a minha passagem, a minha comida, e os meus filhos, então me deu um desespero tão grande porque se era o meu corpo que queriam ver, que olhem de graça porque não quero mais cobrar por isso...”

Comente agora
13
Nov
Voz do Leitor: Moradores do Onha em S. Miguel das Matas estão sem água há 8 dias e pedem providências
Postado por: Samile Macêdo / 09:59h

Moradores da região do Onha, município de São Miguel das Matas, entraram em contato com a rádio Recôncavo FM durante esta manhã de quinta-feira (13) para reclamar que estão sem água há oito dias. “Cadê a Embasa para resolver esse problema? Queria saber o que os outros bairros têm que nós não temos, porque só em nossa rua está faltando água. É algum tipo de discriminação?”, questionam.

Redação Voz da Bahia/ Samile Macêdo

Comente agora
13
Nov
Espetáculo teatral dá o tom ao segundo dia da Mega Palestra em 3 Atos em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:56h

O segundo ato da Mega Palestra em 3 Atos, realizado na última terça, 11, no clube dos 100, pelas Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus – Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (ACESAJ), Câmara de Dirigentes Lojistas de Santo Antônio de Jesus (CDL) e Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Santo Antônio de Jesus (SINCOMSAJ) – em parceria com o Sebrae, foi marcado pela apresentação do espetáculo teatral Mudança de Hábitos no AtendimentoCom formato inovador, a Mega Palestra, que além de ser realizada nesta edição em três atos, contou com a presença da arte teatral que transmitiu conhecimento de forma inusitada e criativa a cerca de 900 pessoas – entre colaboradores e empresários do Comércio mais barato da BahiaO elenco, composto pelo produtor e roteirista André Tadeu, pelo diretor Djalma Lima, pelos atores Alius Coelho, Cleber Tolini e Renata Durynek e pelo técnico Cleiton Bars, apresentou maneiras de mudança de hábitos, transmitindo para o público a ideia de que às vezes as pessoas têm atitudes na vida e no trabalho em decorrência de hábitos; durante o espetáculo, os atores propuseram uma mudança nos hábitos de atendimento.

Comente agora
12
Nov
Rotary Flores Holambra retorna à S. A. de Jesus nesta sexta-feira (14)
Postado por: Anacley Souza / 13:56h

A Feira das flores de Holambra em parceria com Rotary Club estará com stand montado na Praça Padre Mateus na próxima sexta-feira (14) em Santo Antônio de Jesus. O objetivo maior é arrecadar fundos, para os projetos de ação social oferecido pelo Clube de Serviço Rotaryano. Serão expostas mais de 150 variedades de flores e plantas entre mudas de árvores frutíferas, plantas ornamentais e medicinais. A exposição estará sendo instalada na Praça Padre Mateus no dia 14 a 24 de novembro interruptamente das 9 da manhã às 21h, onde acontecerão além da feira de flores, apresentação de atrações musicais e comercialização de comidas típicas.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
12
Nov
Prefeitura Municipal realiza Licitação para contratação de empresa que executará a reforma da Praça Padre Mateus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:48h

Está sendo realizada na manhã desta quarta-feira, (12/11), na Sede da Secretaria de Administração e Planejamento uma Licitação- Modalidade: CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 006/2014 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 000.08070/2014, para a contratação de empresa especializada para execução de obras e serviços de requalificação urbana da Praça Padre Mateus em Santo Antonio de Jesus. Segundo o Secretário Dr. Domingos Matos, a reforma da praça será executada em conformidade com as especificações e projeto básico apresentado pela Secretaria de Infraestrutura. O valor estimado dos serviços e obras licitados e referência limitadora de preços para as propostas é de R$ 3.812.713,75(três milhões, oitocentos e doze mil, setecentos e treze reais e setenta e cinco centavos), conforme as planilhas orçamentárias, parte integrante deste edital. Cinco empresas participam da Licitação e a vencedora do Certame terá um prazo de 180(cento e oitenta) dias corridos, contados da primeira ordem de serviço que autorizar o início das atividades, podendo ser prorrogado nos termos da Lei Federal nº 8.666 de 21 de julho de 1993 e suas alterações posteriores, através de termo aditivo. (Ascom PMSAJ)

Comente agora
12
Nov
S. A. de Jesus: Com um lado do corpo paralisado, mulher pede ajuda para comprar remédios e fazer exames
Postado por: Samile Macêdo / 12:25h

A senhora Eliane Silva de Araújo, residente no bairro Andaiá, em Santo Antônio de Jesus, procurou a rádio Recôncavo FM nesta manhã de quarta-feira (12), para pedir ajuda financeira, visto que precisava comprar remédios e fazer alguns exames médicos que demandam grande urgência. “Preciso fazer duas ressonâncias, uma lombar e outra cervical, quatro eletroneuromiografias, dos braços e pernas. O valor dos exames ficam em torno de R$2.500,00 e eu não tenho essa quantidade em dinheiro. Por favor, peço a alguém, ou até mesmo as clínicas que possam atender o meu apelo, eu agradeceria muito”, relata. Eliane conta que possui o lado esquerdo do corpo completamente paralisado, segundo os médicos, as análises solicitadas seriam para diagnosticar precisamente o problema, se é neurológico ou na coluna. “Venho sofrendo muito com a situação. Desde o mês de setembro, estou andando com a ajuda de ‘muletas’. Sinto muitas dores, preciso tomar remédios como Dipirona em cápsulas (a cada 6h), Tylex de30 mg, Doragex (10mg) e Dorene (antes de dormir),  injeções de Meloxican, mas não posso comprar, pois são muito caros. Teria de gastar por mês mais de 150 reais, porém, não tenho condições para arcar com os gastos. Peço que, por favor quem puder me ajudar, ligue para (75)8197-4655. Moro na Rua Jayme José, atrás da sorveteria Sakara, nº89, 1º andar no apartamento 101, bairro Andaiá ou entrem em contato com a rádio Recôncavo FM. Agradeço desde já”, conclui. 

Redação Voz da Bahia

Um comentário
12
Nov
Prefeituras do norte da Bahia demitem funcionários contratados
Postado por: Letícia Oliveira / 12:09h

Alegando queda na arrecadação, prefeituras da região do Vale do São Francisco estão demitindo funcionários contratados. Em Curaçá-BA, o prefeito Carlinhos Brandão (PPS) demitiu todos os funcionários contratados, justificando que o município vive uma situação financeira caótica e a folha de pagamento já chegou até 60% com pessoal, quando o permitido é até 51%. O prefeito de Casa Nova-BA também demitiu todos os funcionários contratados e as demissões começaram no Dia do Funcionário Público. Os que foram demitidos ainda não receberam três meses de salário em atraso. Em Sobradinho-BA as demissões começaram na semana passada e em Uauá ainda segue o corte de pessoal. (Blog Alvinho Patriota)

Comente agora
12
Nov
Jaguaripe: Proibidos de irem trabalhar em transporte escolar, professores reclamam e pedem resposta
Postado por: Samile Macêdo / 12:06h

Professores da região do Palmas, município de Jaguaripe, Recôncavo Baiano, informaram à rádio Recôncavo FM nesta manhã de quarta-feira (12) que a Secretaria de Educação proibiu os professores e demais funcionários das escolas de se deslocarem para as instituições de ensino usando ônibus escolares. “A situação é difícil, como vamos conseguir outro transporte? Custava muito dar uma carona de ônibus, sendo que tem vagas e todos no transporte vão para o mesmo destino? Ficamos sem entender se o Prefeito Arandas vai disponibilizar outro meio de transporte ou não. Queremos um esclarecimento ”, finalizaram.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
12
Nov
S. A. de Jesus: Grupo LGBT tomará providências relacionadas a preconceito contra travestis, diz presidente
Postado por: Letícia Oliveira / 11:09h

O Presidente do Grupo LGBT Cores da Cidade, Roque Matta, entrou em contato com a Rádio Andaiá FM, para comentar sobre o preconceito cometido contra as travestis de Santo Antônio de Jesus, que foram proibidas de entrar num espaço de festa por estarem com roupas curtas. Ele destacou que, infelizmente, essas situações ocorrem constantemente com os homossexuais e ainda é inevitável. Roque informou que orientou elas a participarem de uma reunião, onde será discutida essa situação e serão tomadas medidas cabíveis ao caso. “Em pleno século 21, acontecer isso numa cidade evoluída como Santo Antônio de Jesus é inadmissível e lamentável”, ressaltou, acrescentando que a aceitação do público geral da cidade é grande, mas não se agrada a todos. O entrevistado comentou que os grupos LGBT da cidade precisam se reunir para apurar a situação e partir para os meios legais.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
12
Nov
São Miguel das Matas: Alunos de zona rural estão sem estudar há dois dias por defeito no transporte escolar
Postado por: Samile Macêdo / 10:50h

Segundo pais de estudantes, residentes na comunidade Areia Fina, município de São Miguel das Matas, que contataram a rádio Recôncavo FM durante esta manha de quarta-feira (12), os alunos estão há dois dias sem transporte escolar. Uma das estudantes tomou a iniciativa de ligar para a rádio e relatar que o condutor do ônibus alega que o veículo está com defeitos. “O motorista disse que o ônibus estava com defeito, anteontem, ontem e hoje também. Eu e mais 13 alunos estamos sem ir à escola por causa desses defeitos no transporte. Precisamose queremos estudar”, relata. Os pais solicitam que a Secretaria de Educação de São Miguel das Matas resolva a situação. “Nossos filhos não podem ficar sem estudar”, afirmou uma das mães. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
12
Nov
Voz do Leitor: Morador do Amparo reclama de calçamento inacabado em S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 08:21h

O senhor identificado como Salomão entrou em contato com a Andaiá FM, na manha desta quarta-feira (12), para reclamar de uma obra inacabada no Bairro do Amparo em Santo Antônio de Jesus. Ele informou que o calçamento foi iniciado e parado no meio, visto que até o momento não foi concluído. “Pedimos providências, mas ninguém faz nada”, relatou, acrescentando que a prefeitura mandou passar a máquina, porém não resolveu o problema, que está prejudicando a população. “Quando é no tempo da política, todo mundo procura a gente e agora ficamos nessa situação. Não somos porcos, somos gente, apesar de sermos pobres, temos nossos direitos de cidadãos”, reclamou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
11
Nov
Em S. A. de Jesus, jornalista Paulo Henrique Amorim fala sobre perspectivas na economia brasileira. Veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:11h

Paulo Henrique Amorim, apresentador e jornalista da rede Record, foi convidado pelas Entidades Empresariais em Santo Antônio de Jesus para realizar uma Mega Palestra no município e na noite de segunda-feira (10) abordou o tema: “As tendências e perspectivas da economia brasileira para 2015”. Posteriormente à primeira sessão da palestra, foi entrevistado pela Recôncavo FM a fim de conversar sobre a temática apresentada. O apresentador revela que tem uma visão muito otimista e confiante quanto às expectativas para a economia do Brasil no ano que vem a médio e longo prazo. “Gostaria que o otimismo fosse o sentimento predominante com respeito a tudo àquilo que eu fizesse aqui na cidade”, relata. Sobre oposição a nível nacional que classifica o país como péssimo em virtude da reeleição de Dilma Rousseff, Amorim afirma que não há razões válidas para crer que o governo da presidente será péssimo. “As condições físicas e materiais que a nação apresenta estão prontas para incentivar seu crescimento e uma expansão muito significativa no segundo mandato de Dilma, acredito que não há nenhum motivo para ser pessimista”, expõe.

Sobre ‘Mais Médicos’: O entrevistado considera a iniciativa do programa criado pelo PT ‘Mais médicos’ que convocou um maior número de profissionais de Cuba para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, excelente, “os médicos trazidos do exterior vão para áreas em que os médicos brasileiros não queriam ir, pois os profissionais do Brasil não querem ir para o interior e também não aceitam que alguém vá para lá. Quem mais precisou de médicos no nosso país foi o Estado de São Paulo, o qual também é o segundo no ranking dos estados que fazem mais uso da Bolsa Família, no entanto, todo esse preconceito contra o povo do nordeste nasce de São Paulo. A situação constitui um paradoxo”, declara.

Confira as fotos do evento abaixo: 

Veja mais fotos CLICANDO AQUI!

Seca dos afluentes em São Paulo: No quesito Falta de Água no território paulista, segundo Henrique foi um problema de planejamento. “Eu moro lá e sei que há muito tempo se diz que vai faltar água em São Paulo e nenhuma idealização foi feita, diferentemente de outras regiões do país, inclusive do Nordeste. Por que os governadores de São Paulo não fizeram uma visitinha a Sid Gomes (governador do Ceará) para saber como se resolve o problema da seca? Ele resolveu”, questiona.

Crescimento da Classe Média: Sobre a visão pessoal do comércio, dos negócios, das cidades tidas como aquelas que ficam adjacentes das grandes capitais, com a ascensão das classes sociais brasileiras, o jornalista relata que a ascensão da classe média no Brasil em cidades como Santo Antônio de Jesus, que possui estratégias voltadas para o comércio, cria uma oportunidade de progresso excepcional. “É esse novo consumidor que fará com que essa cidade continue a crescer de forma sólida e segura. E eu espero que esse crescimento se dê também com o apoio de jovens que saiam das universidades e adicionem ao produto comercial da cidade, o conhecimento extraído do estudo, pois é com essa adição que o município ganhará mais dinheiro ainda”, afirma. 

Comunicação: Intercalando o conceito de jovens, redes sociais e investimento para negócios, o entrevistado dá um conselho final: “Hoje quem não sabe trabalhar com as redes sociais para fazer quaisquer tipos de empreendimento, está destinado a fracassar, visto que o mundo cada vez mais se comunica através das mídias sociais e esse é um caminho inevitável. Concordo com a fase dita por um grande sábio brasileiro: ‘Quem não se comunica, se trumbica’”, concluiu.

Comente agora
11
Nov
S. A. de Jesus: Moradores do bairro do Amparo denunciam descarte irregular de lixo
Postado por: Anacley Souza / 14:23h

Os moradores do bairro do Amparo em Santo Antônio de Jesus entraram em contato com a Andaiá FM nesta terça-feira (11), para fazer uma denúncia a respeito do acúmulo de lixo na localidade. Segundo informações, servidores responsáveis pela limpeza da via, tem feito um depósito de lixo irregular em um determinado ponto do bairro e a atitude tem causado desconforto aos moradores locais, “eles limpam a rua e acumulam o lixo recolhido”, relatam. Ainda de acordo o denunciante, alguns vizinhos também fazem descarte no local dificultado o tráfego de pessoas e veículos, “eles sempre dizem que irão retirar e demoram mais de trinta dias para fazer a limpeza completa. As pessoas se aproveitam disso e começam a jogar entulho e outras coisas que deixa um cheiro desagradável”, diz. Os residentes locais pede uma atenção maior da secretaria de infraestrutura do município.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
11
Nov
Presidente do SintraconSaj procura família de pedreiro natural de S. A. de Jesus morto em Barreiras
Postado por: Samile Macêdo / 12:58h

Valdemir Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil no município de Santo Antônio de Jesus, entrou em contato com a Rádio Andaiá FM durante a noite desta segunda-feira (10) para falar a respeito da morte do pedreiro Dilson dos Santos, que estava trabalhando em uma obra no município de Barreiras. “Houve uma briga no canteiro de obras na última sexta-feira (07), o operário sofreu um traumatismo, foi hospitalizado, porém, infelizmente não resistiu e morreu. Alguns colegas meus do Sindicato em Barreiras pediram para que eu fizesse a divulgação informando aos parentes do falecido sobre a sua morte”, relata. Segundo Valdemir, um colega de Dilson informou que ele morava nas proximidades da rodoviária de Santo Antônio de Jesus. “Peço aos familiares do pedreiro Dilson dos Santos que se dirijam à Associação dos Comerciários no município santo-antoniense a fim de receberem informações para contatar algumas pessoas em Barreiras e possam trazer o corpo para Santo Antônio de Jesus, onde será sepultado”, conclui. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
11
Nov
Internauta reclama da obra da Praça do São Benedito em S. A. de Jesus: "O piso está mal feito"
Postado por: Samile Macêdo / 12:52h

Uma internauta, de nome não revelado, entrou em contato com o Portal Voz da Bahia durante a manhã desta terça-feira (11) para denunciar as péssimas condições existentes na obra de reforma da Praça São Benedito em Santo Antônio de Jesus. Segundo a denunciante, o nivelamento e acabamento dos paralelepípedos estão fora do padrão e mal colocados. “As pedras que colocaram estão umas altas e outras baixas. O acabamento está terrível. Tanto dinheiro investido, com nossos impostos, mas tudo mal feito. Até quem não entende nada de obras pode facilmente perceber os erros”, relata. 

Reportagem Voz da Bahia

12 comentários
11
Nov
Participe do Congresso de Mulheres da Igreja Casa da Benção em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:08h

Comente agora
11
Nov
Veja fotos da Mega Palestra com Paulo Henrique Amorim em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:53h
Comente agora
11
Nov
Voz do Leitor: Cidadão questiona a falta de urologistas nos postos de saúde de S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 09:54h

Um cidadão de Santo Antônio de Jesus fez uma reclamação e crítica diferente de todas já ouvidas nas rádios da cidade, talvez as pessoas tenham percebido, mas nunca fizeram esse comentário. Em contato com a Andaiá FM, ele questionou a falta de urologista nos postos de saúde da cidade, tendo em vista que o município faz todos os anos a campanha do Novembro Azul. “Todo novembro tem a campanha, mas nos outros meses não há médicos urologistas para nos atender, se não tivermos dinheiro para ir numa clínica particular, não podemos fazer consultas com esses especialistas”, destacou. Finalizando a conversa ele perguntou: “Quero saber da Secretária de Saúde se isso está certo?”.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com