As comentadas


Bom dia , Sábado, 25/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

13
Out
Conceição do Almeida: CAPS está sem medicamentos há um mês, denuncia moradores
Postado por: Samile Macêdo / 11:21h

Moradores do município de Conceição do Almeida buscaram contato com a Rádio Recôncavo FM, na manhã desta segunda-feira (13), para relatar que o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) da cidade está sem medicamentos há cerca de um mês. Os residentes apelam para que a Secretaria de Saúde procure resolver rapidamente a situação. “Estamos sendo  prejudicados com essa falta de remédios, eles tem que resolver logo o problema, já estamos cansados de esperar”, desabafam.

Redação Voz da Bahia/ Samile Macêdo

Comente agora
13
Out
S. A. de Jesus: Terreno abandonado está sendo usado como depósito de lixo; diz morador
Postado por: Samile Macêdo / 10:48h

Um morador, que não quis se identificar residente na Rua 28 de Maio, bairro Alto Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a Rádio Recôncavo FM, durante a manhã desta segunda-feira (13), para reclamar sobre um terreno abandonado. Segundo o denunciante, o baldio está cheio de lixo e vem prejudicando a população por causa do mau cheiro e exposição a doenças. O morador solicita que o setor de Vigilância Sanitária do município e a Secretaria de Infraestrutura tomem as devidas providências para resolver o problema imediatamente. “Como está não pode ficar, eles têm que resolver logo essa situação”, relata.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
13
Out
Santo Antônio de Jesus: Mãe desesperada procura por filha desaparecida há mais de 18 dias
Postado por: Samile Macêdo / 09:52h

A senhora Carmen, residente no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida, em Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a rádio Recôncavo FM na manhã desta segunda-feira (13) para procurar informações de sua filha desaparecida há mais de 18 dias. Carmen informou  que Giovana,  estava sofrendo ameaças de espancamento no local onde reside. “Ela disse que iria para a residência de parentes numa ilha, mas voltaria; os dias se passaram e isso não aconteceu, fui lá, mas não a encontrei”, conta a genitora. A ouvinte relata que não prestou queixa, pois a garota gosta de escutar rádio então pode ouvir o apelo e voltar para casa. “Toda a família está preocupada, ela só tem 15 anos estou sofrendo muito com a falta de minha filha”, desabafa. A mãe pede desesperadamente que quem souber informações da menina, entrar em contato com a rádio.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
13
Out
Stº. Antº. de Jesus: Empresa não cumpre direitos trabalhistas e obra do São Benedito está parada, diz presidente do sindicato
Postado por: Letícia Oliveira / 08:55h

A obra de requalificação da Praça do Bairro São Paulo teve início há 04 meses, porém segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Valdemir Souza a obra foi parada. Segundo ele, a empresa não assinou a carteira dos trabalhadores e não está cumprindo com seus deveres trabalhistas. Valdemir afirmou que enviou um ofício desde a última quinta-feira (09), para o Secretário de Infraestrutura, Domingos Matos, mas até o momento não teve nenhuma resposta, “a prefeitura junto a CONDER contratou essa empresa, então queremos uma explicação para estar acontecendo essa irregularidade”, disse. Ainda conforme o entrevistado, será feita uma reunião na manhã desta segunda-feira (13) com os trabalhadores, para que eles decidam se querem ou não parar as obras, pois o caso será denunciado ao Ministério Público do Trabalho. Ele acrescentou ainda que nenhum trabalhador da empresa fez exame admissional, não está sendo feito recolhimento de fundo de garantia e INSS e não está sendo fornecido café da manhã, nem vale alimentação. “Mesmo com tantas irregularidades, a empresa quer manter a obra. Após a assembleia teremos uma decisão, mas a prefeitura até o momento não se manifestou. Esses trabalhadores não podem trabalhar desse jeito”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
13
Out
Começa campanha de multivacinação para crianças em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 07:45h
Começou no domingo (12) a campanha de multivacinação para crianças menores de cinco anos em Salvador. Todas as vacinas do calendário básico infantil para o controle de doenças imunopreveníveis serão ofertadas nos postos de saúde até o dia 28 de novembro. Os pais devem apresentar a caderneta de vacinação. Segundo a prefeitura municipal, em Salvador, 313 mil crianças fazem parte do público alvo de intensificação. São oferecidas as vacinas: BCG (tuberculose), hepatite B, pentavalente (DTP/Hib/HB), rotavírus, poliomielite (esquema sequencial VIP - injetável/VOP – oral), pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). (Bocão News)
Comente agora
11
Out
Dado como morto, homem levanta do caixão em velório em Itiúba
Postado por: Letícia Oliveira / 15:13h

Em pleno velório, um homem levantou do caixão e causou espanto entre moradores do município de Itiúba, no centro norte baiano. Domingos Cardoso da Silva, ou “Seo Domingos”, como é conhecido, foi socorrido quando um parente pediu para abrir o caixão e logo percebeu que o “morto” suava. O motivo de familiares acreditarem que o homem havia falecido foi o fato de ele ter passado a noite e o dia”desacordado”. Segundo o blog Em cima da Notícia, após o incidente, a família passou a se aproximar mais do quase falecido. 

Comente agora
11
Out
MP estuda como barrar lei que permite o barulho em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 09:53h

Apenas quatro dias após a aprovação da nova Lei do Silêncio, entidades da área jurídica, médica e representantes da sociedade civil organizada se reuniram no auditório do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para discutir estratégias de reversão da nova norma que regula a altura dos ruídos provocados com a realização de grandes eventos. Com o fim da conversa entre representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), Conselho Regional de Fonoaudiologia, além do Fórum “A Cidade é Nossa” e dos promotores Sérgio Mendes, Ana Luzia Santana e Sheila Costa, um documento foi escrito e enviado à Procuradoria Geral do MP-BA. Para Mendes, que é promotor de Justiça do Meio Ambiente, esta lei tem um efeito muito profundo, e precisa ser atacado como lei especificamente. Segundo ele, isso não caberia aos promotores presentes, do ponto de vista do exame da constitucionalidade da nova norma municipal, portanto os representantes do MP decidiram encaminhar um documento ao Procurador-Geral Márcio Fael, para que ele examine com sua equipe a eventual constitucionalidade, em face da Constituição Estadual dessa lei aprovada. (Política Livre)

Comente agora
11
Out
SAJ: Cidadão reclama da falta de pavimentação asfáltica em ruas que dão acesso ao São Benedito
Postado por: Letícia Oliveira / 07:36h

Em contato com a Andaiá FM, na manhã deste sábado (11), o morador de Santo Antônio de Jesus, presidente da Associação de Moradores do São Benedito, Daniel Ribeiro reclamou da falta de pavimentação asfáltica de alguns locais. Ele informou que os políticos se esqueceram das ruas que dão acesso ao Largo do São Benedito, citando a Rua da Conceição, Wellignton Figueiredo, Rua Nova Brasília e Rua dos Humildes até o Calabar, visto que o asfaltamento não foi feito até o momento. “O Deputado Estadual disse que ia fazer as emendas e ia conseguir essa pavimentação asfáltica, mas eu só vou elogiar quando ele conseguir essa maravilha de obras”, disse.

Alerta: Daniel alertou aos pais para que não deixem seus filhos irem sozinhos para a Praça do São Benedito brincar na festa do Dia das Crianças, pois o trânsito está muito movimentado e violento. "Não vamos fechar a rua da igreja, que dá acesso a Rua Wellington Figueiredo", frisou. Ele disse ainda que haverá sorteio de cesta básica, de brinquedos, haverá bonecos de Olinda e muitas brincadeiras.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
11
Out
Corpo de mulher desaparecida em Stº. Antº. de Jesus foi encontrado em Gandu com marcas de queimaduras
Postado por: Letícia Oliveira / 07:08h

Os familiares da senhora Maria de Lourdes, residente na Rua São Gerônimo em Santo Antônio de Jesus, que estava desaparecida desde o dia 04 de outubro, confirmaram que o corpo da mesma foi encontrado na cidade de Gandu na última quinta-feira (09). Uma pessoa próxima a família informou, em entrevista a Andaiá FM, que o filho e o irmão da mulher foram até o IML da cidade fazer o reconhecimento do corpo e na próxima terça-feira (14), será feito o exame de DNA. “Eles tiraram fotos do corpo e está irreconhecível, todo deformado. O reconhecimento foi feito pela roupa que ela estava usando no dia em que sumiu, porque o rosto não parece o dela”, explicou ela.  Ela contou que o corpo está com sinais de queimadura. A mulher desapareceu após o seu marido Fábio José dos Santos e seu filho Crispim Reis de Jesus Santos morrerem em uma suposta troca de tiros com a polícia. Segundo as informações, ela costumava andar pelas ruas da cidade demonstrando problemas mentais. Após o sumiço os parentes de Maria de Lourdes procuraram a imprensa para anunciar o seu desaparecimento e questionar o que de fato aconteceu, já que ninguém tinha uma explicação. O corpo ainda está no DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus. O corpo ainda está no IML daquela cidade.

Reportagem Voz da Bahia

Um comentário
10
Out
Restaurante da UFBA é interditado após 87 alunos passarem mal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:47h

A Vigilância Sanitária interditou, na tarde desta sexta-feira (10), o restaurante universitário do campus de Ondina, em Salvador, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A fiscalização foi realizada após a denúncia de que cerca de 87 estudantes apresentaram quadro de infecção alimentar, com sinais de diarreia, vômito e dor abdominal, depois de terem se alimentado no local, na última quinta-feira (9). Em nota, a Secretaria Municipal de Sáude (SMS) informou que o local apresenta problemas estruturais, inoperância das câmaras de refrigeração, inexistência de boas praticas implementadas no serviço e acondicionamento irregular de alimentos. Por isso foi decidida a interdição do restaurante.

Comente agora
10
Out
Vigilância Sanitária inspeciona restaurante da Ufba após estudantes passarem mal
Postado por: Letícia Oliveira / 17:35h

A Vigilância Sanitária de Salvador realizou uma inspeção durante a tarde desta sexta-feira (10) no restaurante universitário da Ufba. A vistoria acontece após estudantes da Universidade se queixarem de terem passado mal depois de comerem refeições no estabelecimento. Segundo a Vigilância Sanitária, dois alunos da instituição fizeram queixa hoje. As reclamações são relativas a refeições desta quinta-feira (9) feitas no restaurante universitário da Ufba. A empresa que fornece alimentação no local é a Bestmeal, contratada em novembro do ano passado. A assessoria da Vigilância Sanitária ainda não tem o resultado da vistoria realizada na tarde de hoje e não confirma se o restaurante universitário será interditado. (Correio)

Comente agora
10
Out
Stº. Ant. de Jesus: Secretaria de Cultura promove festa para as crianças no estádio municipal neste sábado
Postado por: Letícia Oliveira / 15:25h

Acontecerá neste sábado (11), a festa em comemoração ao Dia das Crianças promovida pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Santo Antônio de Jesus. O evento terá início às 8h e irá até o início da tarde, segundo secretário da pasta em contato com a Rádio Recôncavo FM. A festa para a garotada será no Estádio José Trindade Lobo, localizado na Salgadeira e terá muitas brincadeiras, doces e guloseimas.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
10
Out
Salvador: Ação da Codecon identifica infrações em 44% do comércio para Dia das Crianças
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:05h
A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) encerrou nesta quinta-feira (09) a Operação Filioli, realizada em função do Dia das Crianças. O órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) identificou infrações em 44,16% do comércio fiscalizado em Salvador. Durante a ação, a Codecon fiscalizou 77 lojas de brinquedos e estabelecimentos com venda de itens infantis, verificando 34 infrações às leis de defesa do consumidor, gerando 15 autos de infração, 19 notificações e dois termos de destruição de alimentos vencidos. De acordo com a Codecon, a maioria dos estabelecimentos foi notificada ou autuada por ausência do selo de segurança do Inmetro, ausência de selo com recomendação de idade, prazo de validade vencido, ausência de preços nos produtos, entre outras inconformidades ao Código de Defesa do Consumidor. Segundo o coordenador do órgão, Tiago Martins, "os estabelecimentos notificados devem se adequar às normas imediatamente, já os autuados dispõe?m? do prazo de dez dias para apresentar defesa ?à? Codecon, com possibilidade de pagamento de multa". (Metro1)
Comente agora
10
Out
SESC em S. A. de Jesus oferecerá programação especial neste sábado e domingo
Postado por: Anacley Souza / 13:56h

A Unidade do SESC em Santo Antônio de Jesus oferecerá nos dias 11 e 12 de outubro uma programação especial para o dia das crianças. Além de atividades recreativas, terá uma vasta programação para comemorar a data. Haverá shows, oficinas, brincadeiras e muita diversão para toda a família. A diretoria do SESC avisa que nas atividades não serão oferecidos brinquedos infláveis. Vale a pena conferir!

Redação Voz da Bahia

Comente agora
10
Out
Comércio de S. A. de Jesus poderá abrir de forma facultativa neste sábado e domingo,
Postado por: Anacley Souza / 10:01h

O dia das crianças é uma data especial principalmente para o comércio de Santo Antônio de Jesus. com o intuito de alavancar as vendas, a Associação Comercial do município lançou esta semana uma campanha especial e adverte que os consumidores deverão se adiantar para a compra de seus presentes. Segundo Wenderson Brito gerente da ACESAJ , a cidade, por ser um centro comercial pujante, recebe nestas datas inúmeros visitantes com a intensão de fazer suas compras e aproveitar as promoções e preços baixos, “se deixar para a última hora, pode ser que não encontre mais aquele brinquedo que estava namorando há muito tempo”, fala. Visando um aumento significativo nas vendas, Brito salientou que a abertura do comércio neste sábado até as 18h e no domingo acontecerá de forma facultativa, já que não houveram negociações com o sindicato patronal, nem com o sindicato dos comerciários da cidade, “é preciso cumprir a carga horaria semanal de 44h. Sendo assim é importante estabelecer um calendário e programar folgas para que não se exceda a carga de trabalho de seus servidores”, explica.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
09
Out
Novas estratégias de crédito, cadastro e cobrança são discutidas em curso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:32h

Com o objetivo de mostrar aos participantes a importância de novas estratégias em crédito e cobrança para a obtenção de melhores rendimentos financeiros, foi realizado, nos dias 07 e 08 de outubro, no auditório do Espaço Empresarial, em Santo Antônio de Jesus, o curso Crédito, Cadastro e Cobrança. O curso, ministrado pelo gerente do Espaço Empresarial, Wenderson Britto, levou aos participantes, entre os assuntos, como fazer uma boa análise de crédito, condições para a concessão de crédito e métodos para utilização do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). Para a operadora de caixa, Thuani Munique, o momento foi oportuno para desencadear novos conhecimentos. “Aprendi novas maneiras de analisar o cliente antes de abrir o crediário e métodos mais eficientes de cobrança”, pontuou Munique. Ainda, de acordo com a operadora de caixa, a capacitação pôde despertar uma visão mais apurada com relação a cadastro e cobrança. “Acredito que serei mais rígida antes de cadastrar um novo cliente na empresa. Com relação à cobrança, também aplicarei os novos métodos”, disse.O curso também possibilitou uma reanálise do cenário emergente no âmbito do crédito, cadastro e cobrança. “Aprendi novas técnicas que nós e o mercado precisamos para nos readequarmos a um novo cenário emergente no âmbito do crédito, cadastro e cobrança”, frisou a cursista Cinara Alves.

Comente agora
09
Out
S. A. de Jesus: "Iremos desbloquear a Rua do Expedicionário auxiliados pelas equipes da PM e SMTT", afirma secretário
Postado por: Anacley Souza / 15:32h

Em entrevista a Andaiá FM na tarde desta quinta-feira (09), o secretário de infraestrutura de Santo Antônio de Jesus, Domingos Matos, afirmou que a manifestação que ocorre desde ontem  na Rua do Expedicionário é criminosa e fere a lei municipal que defende o trafego de pessoas e veículos em vias públicas. Segundo relatou, os moradores da referida localidade, além de bloquear toda a extensão da via abriu trincheiras e esta ação pode comprometer os  trabalhos em andamento naquela região.  Domingos defendeu que , todo o cidadão deve e pode se manifestar como é de direito, mas de forma ordeira, “estamos no meio dos trabalhos e abriram valas impedindo a passagem de veículos e a abertura de trincheiras irá dificultar nosso serviço”, revela. Ainda de acordo Matos, toda a reforma está dentro do prazo, salientando que é necessário um tempo para que o solo se compactue para não haver deterioração da malha asfáltica que ali será disposta. Citando parágrafos de um documento emitido pelo Ministério Público, ressaltou que qualquer patrimônio público seja ele de  quais quer categoria, é passivo de multa e até prisão, “iremos identificar o autor ou autores que danificaram a pavimentação prévia e agiremos conforme a lei. Iremos fazer o desbloqueio da rua e estaremos auxiliados por equipes da Policia Militar além da SMTT”, ressalta. Para Matos, a polêmica pode ter sido comprada e acredita em armação política, já que desde o início da gestão, o prefeito Humberto Leite sofre sansões e é constantemente criticado pelos opositores, “eles não perceberam ainda que foram derrotados, a resposta se deu nas urnas, Humberto ganhou e todos os candidatos apoiados por ele também.

3 comentários
09
Out
S. A. de Jesus: Cerest promoverá Pit stop contra o trabalho infantil na Praça Renato Machado
Postado por: Anacley Souza / 14:00h

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Santo Antônio de Jesus (Cerest-Saj), promoverá no dia 10 de outubro a partir das 8h da manhã o Pit Stop da saúde. Com o tema ‘Diga não ao trabalho infantil’, o evento acontecerá na Praça Renato Machado onde na oportunidade, haverá além de palestras instrutivas, distribuição de vários brindes a cada criança presente.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
09
Out
SAJ: Empresa de Santa Catarina premiará Secretaria de Assistência Social por serviços prestados no município
Postado por: Letícia Oliveira / 12:50h

A Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio de Jesus receberá um prêmio fora do Estado da Bahia pelos trabalhos exercidos na cidade. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, a Secretária da Pasta, Kátia Araújo, disse que juntando os pedacinhos o órgão foi reconhecido no Recôncavo Baiano pelo trabalho prestado. “Eles entraram nos sites da cidade e no portal da prefeitura, pegaram nossas fotos e ações, localizaram os recursos que vinham e como estávamos usando eles, então fez um raio x”, explicou. Ela contou que a empresa responsável pelo evento é de Santa Catarina no Balneário de Camboriú e a premiação acontecerá entre quatro dias. Segundo Araújo, primeiro haverá capacitação com os secretários de assistência social e de saúde, logo depois terá um jantar, onde cada profissional apresentará um pouco da sua cidade e ações em cinco minutos, através de um vídeo, “em seguida um secretário local e o prefeito de Santa Catarina irá premiar as secretarias presentes”, complementou. A secretária afirmou que o prefeito Humberto Leite verá o vídeo antes a viagem para aprovar, acrescentando que será colocado ações, dados do IBGE e total da população, assim como serviço de assistência, Minha Casa, Minha Vida, projeto de distribuição, dentre outros.

Projeto de Capacitação da Habitação: O Projeto de Capacitação da Habitação tem como objetivo capacitar e instrumentalizar técnicos de qualquer formação profissional que atuam em Programas e Projetos de Habitação de Interesse Social, como o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e PAC Urbanização de Assentamentos Precários. Kátia Araújo, informou que Santo Antônio de Jesus também participará desse projeto, que acontecerá em Salvador por um órgão ligado ao Banco do Brasil. “Ele nos convidou para participar de uma oficina que capacita os técnicos ligados a habitação, o coordenador e a secretária”, disse, acrescentando que acontecerá nos dias 14 e 15. Segundo a professora, será discutido a Portaria 585, que fundamenta os critérios da habitação.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
09
Out
S. A. de Jesus: Festa da prefeitura para 800 crianças da cidade será amanhã (10)
Postado por: Letícia Oliveira / 12:35h

O Dia das Crianças em Santo Antônio de Jesus tem tudo para alegrar e deixar a garotada bastante feliz, se divertindo de montão. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Kátia Araújo, as crianças precisam vivenciar a infância que é uma fase linda, mas estão vivenciando muito pouco, “até os 12 anos elas são infanto, então precisamos muito que elas brinquem, joguem gude, batam baba, brinquem e brinquem bastante”, disse, acrescentando que o prefeito Humberto Leite encomendou um dia do sorriso para comemorar a data, onde a criançada pudesse brincar muito. Ela relatou que ao pensar e procurar possibilidades, conseguiu, junto a primeira-dama, localizar o circo Irmãos Power, que já está na cidade. “O Secretário de Cultura Murilo nos ajudou, lançamos um projeto e nossa festa será para 800 crianças lá no circo na próxima sexta-feira (10), a partir das 14h e acabará às 18h. O circo está localizado no Campo do Botafogo. O evento será aberto para crianças de escola pública, até 10 anos, que estejam com suas mães e convites, que será distribuído nos sete PETIs, creches, casas lares, dentre outras instituições que acolhem as crianças. Haverá entrega de sacos de guloseimas, lanches, merendas, espetáculo circense, dentre outras diversões.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
09
Out
Stº. Antº. de Jesus: Secretaria Municipal de Assistência Social adquire quatro novos veículos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:33h

A Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio de Jesus recebeu novos carros para melhorar os serviços. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, a Secretária, Kátia Araújo, informou que há um recurso federal chamado IGD (Índice de Gestão Descentralizada), que foi poupado, já que vai aumentando a cada mês como resposta de trabalho e ele se dá com a busca ativa, que é feita na cidade, procurando e identificando famílias em estado de vulnerabilidade e em perfil social que se encaixam nos programas, “o governo federal recompensa o município com cada investida dessa nas famílias, que estão no perfil, então ele paga um valor por cada família. No mês há um montante bem significativo, que dá pra secretaria sobreviver seis meses sem o recurso da prefeitura em certas ações”, explicou. Segundo a secretária, o governo percebeu que a Assistência Social precisa estar em total apoio para que o desenvolvimento da cidade tenha um impacto positivo. Kátia salientou que o órgão estava com carros sucateados e sendo consertados quase todos os dias nas oficinas, então não tinha como se locomover para Salvador ou zona rural, sendo assim foi socializada a ideia e mais quatro automóveis foram adquiridos com o recurso do IGD e Bolsa Família. “Compramos automóveis de qualidade, outras secretarias também compraram e foi uma mudança positiva, pois poderemos adentrar nos pontos da cidade, que estou conhecendo agora como secretária, já que não conhecia”, afirmou, referindo-se a zona rural.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
09
Out
Stº. Antº. de Jesus: Vereador diz que enviou projeto de lei que regulariza e regulamenta transporte escolar do município
Postado por: Letícia Oliveira / 09:52h

Um cidadão reclamou através da Andaiá FM sobre transporte coletivo escolar de Santo Antônio de Jesus que estava com uma das janelas laterais quebrada. Ouvindo o fato, o Vereador SG Vinícius se manifestou a fim de esclarecer os procedimentos tomados para corrigir esse erro. Segundo ele, ao reclamar na Secretaria Municipal de Educação e Superintendência de Trânsito foi informado de que esses vidros não se encontram com facilidade na cidade, mas já foram feitos pedidos para aquisição e estava sendo aguardado. Conforme Vinícius, isso já tem certo tempo, então aproveita para reforçar o pedido à Secretária de Educação, pois esse fato está colocando em risco a vida dos alunos, que são transportados nesse tipo de veículo. Ele contou que já está trabalhando nessa linha de regulamentar e regularizar o transporte escolar do município, inclusive ainda ontem (08) encaminhou um projeto de lei depois de várias discussões com todos os órgãos legais e cooperativas de transporte escolar, bem como com Promotoria e Procuradoria do Município, Superintendência de Trânsito e Secretaria de Educação.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
09
Out
Stº. Antº. de Jesus: Mais uma edição da Quinta do Artesanato acontecerá hoje (09) com parquinho para crianças
Postado por: Letícia Oliveira / 09:29h

Nesta quinta-feira (09), haverá mais uma edição do Quinta do Artesanato, que é uma exposição de trabalhos artesanais na Praça Renato Machado em Santo Antônio de Jesus. Segundo o facilitador do evento, Renilton Oliveira, que foi entrevistado na Andaiá FM, cerca de 25 profissionais artesãos também vendem suas artes do tipo tricô, bordado, materiais de biscuit, pintura em tela, dentre outros. A exposição começa a partir das 15h. Ele salientou que esse trabalho tem um diferencial, pois a partir do momento que a pessoa procura um produto e, por ventura, não tenha, a pessoa pode encomendar. Renilton explicou que o preço é justo, uma vez que a categoria vem resgatando valores, que até então o município está perdendo, referindo-se a parte cultural e artística. Ainda conforme ele, os artesãos que tiverem interesse em participar da Quinta do Artesanato devem se apresentar na Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, onde será feito cadastro. O evento começará às 19h e terá parquinho para as crianças que forem com seus pais.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
09
Out
S. A. de Jesus: Moradora reclama da quantidade de muriçocas encontradas na Maria Preta
Postado por: Letícia Oliveira / 09:16h

Ao que parece as muriçocas invadiram o Bairro da Maria Preta em Santo Antônio de Jesus. De acordo com uma moradora identificada como Maria, é preciso mais atenção da Vigilância Sanitária para com essa situação, pois são muitos insetos dentro das casas. “Ás vezes limpamos nossos quintais, mas os vizinhos não limpam, sendo assim é um horror à tarde e à noite, ninguém dorme mais”, disse ela, acrescentando que nem os inseticidas estão funcionando mais, devido ao grande número desses bichos. Ela pede encarecidamente uma solução por parte do órgão responsável.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
09
Out
S. A. de Jesus: Morador da Marieta Martins reclama da falta de medicamentos e infraestrutura do bairro
Postado por: Letícia Oliveira / 08:14h

A falta de medicamentos nos postos de saúde de Santo Antônio de Jesus voltou a ser reclamada nos meios de comunicação. Desta vez, o senhor Mário Gonçalves Ribeiro, residente na 1ª Travessa da Rua Marieta Martins, no São Benedito, informou que foi ao posto do bairro e ao chegar lá não encontrou o medicamento da sua mãe, foi ao CAPS e a situação se repetiu. “Há três meses que não tem remédio, nem no CAPS, nem no posto de saúde”, disse.

Infraestrutura do bairro: Outro fato citado por ele, foi a situação em que se encontra a rua, ele relatou que o local não tem saneamento básico, as ruas estão sem condições de tráfego e muitas vezes não é possível levar os doentes aos médicos, pois os veículos tem dificuldades de passar. “O nosso bairro está abandonado, os políticos se candidatam e nem aqui vêm, por achar que é ruim. Na hora do voto todo mundo quer, mas na hora de agir positivamente conosco, ninguém nos dá atenção”, destacou, acrescentando que os moradores foram ao comício de um deputado estadual e o mesmo prometeu que resolveria essa situação, caso se reelegesse. “Agora vamos aguardar ele prometer o que cumpriu, pois nossa situação está precária. Tem um lixão aqui que atrai ratos e outros bichos nocivos para nossas casas, quando chove não há condições de sair de casa, então precisamos urgentemente de ajuda”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
08
Out
Contribuintes que não quitaram o IPVA tem até outubro para evitar a notificação e multa
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:21h

Os contribuintes que não quitaram o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2014 dentro do prazo previsto devem estar atentos para pagá-lo antes que aconteça a notificação por parte da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), conforme previsão legal. Todos os anos, a notificação é feita em novembro. Após essa etapa, o contribuinte com o imposto atrasado, ao quitar o débito, terá que pagar multa de 60% sobre o valor original. De acordo com a Sefaz, a vantagem de pagar o imposto ainda neste mês de outubro é que haverá apenas incidência de acréscimo moratório, sem a multa. Quem fizer essa opção deve se dirigir a qualquer agência ou caixa eletrônico do Bradesco, do Banco do Brasil ou do Bancoob, com o número do Renavam. A notificação para quem permanecer em débito com o IPVA será publicada em novembro no Diário Oficial do Estado, e, para consultar se o seu veículo está nesta relação, o contribuinte deverá acessar o site da Sefaz-Ba. Em caso de notificação, o pagamento poderá ser feito com a impressão do Documento de Arrecadação Estadual, disponível no site.

Comente agora
08
Out
S. A. de Jesus: Vereador afirma que dinheiro está liberado há um ano. Mas as obras do Alto não começam
Postado por: Anacley Souza / 22:48h

A cobrança pela pavimentação das ruas do Bairro Alto Santo Antônio já é uma velha história e segundo informações do vereador Luiz Almeida Santos, conhecido popularmente como Luiz do Alto (PP), em entrevista a Andaiá FM na tarde desta quarta-feira (08), existem recursos disponíveis a mais de um ano para que obra de infraestrutura seja feita no local. Segundo informou o entrevistado, a emenda foi destinada ao bairro com o apoio do deputado João Leão no valor de R$ 750 mil reais e que esta quantia já está disposta em uma conta na Caixa Econômica Federal, “dia 1º de outubro fez um ano que esse dinheiro tá lá parado e se continuar dessa forma vai retornar aos cofres do governo federal”, fala. Ainda de acordo o edil, deste montante, a prefeitura se disporá apenas 1%, que segundo afirma, é uma contrapartida de R$ 64 mil, para a contratação de pessoal e licitação de construção da obra, “temos até o dia 31 de dezembro para iniciar as obras, caso contrário, perderemos a emenda. Cerca de 20 ruas serão beneficiadas caso as obras seja iniciada, “sou cobrado diariamente pelo meu povo, eles só não sabem que o dinheiro já está a disposição, somente o prefeito não tem interesse”, afirma.

Chefe de licitações rebate: Em contato com a emissora, o responsável pelas licitações de obras no município, Álvaro Luís rebateu as afirmações de Luís do Alto e explicou que apenas um contrato entre a prefeitura e a Agência bancária foi firmado, mas que o recurso só será liberado após a conclusão de todo o projeto de urbanização, infraestrutura e saneamento estiverem prontos, negando a existência do dinheiro já depositado, como informou o edil, “não existe dinheiro disponível porque o projeto não está pronto. É um processo demorado já que a área está degradada, é preciso uma assistência minuciosa de topografia para garantir a qualidade na pavimentação”, salienta. Ainda de acordo Álvaro, outras obras mais importantes foram iniciadas.

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Comente agora
08
Out
Irregularidades na Prefeitura de Camamu são apontadas em auditorias
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:38h

Nesta quarta-feira (08), o Tribunal de Contas do Municípios considerou procedente as conclusões obtidas em duas auditorias realizadas na Prefeitura de Camamu, então sob a responsabilidade de Ioná Queiroz Nascimento, para verificar eventuais irregularidades praticadas no exercício de 2010. O relator dos processos, conselheiro Fernando Vita, aplicou multas de R$ 15 mil e R$ 4 mil à gestora, que não apresentou qualquer justificativa para os fatos, sendo julgada a revelia. A primeira auditoria, solicitada pelo procurador da República Ovídio Augusto Amoedo Machado, comprovou a existência de irregularidades na contratação da empresa GRAFCOR - Comércio e Representações LTDA ME, pelo valor total de R$ 1.501.000,00, para a confecção de 107.000 camisas destinadas à Secretária de Saúde, Educação e outras. Constatou-se a fragmentação de despesas para aquisição de camisas, como forma de legitimar as contratações, mediante realização de diversos ajustes com valores reduzidos. A relatoria destacou que a quantia gasta poderia ser melhor aplicada em outras ações administrativas, não sendo demonstrado o incremento gerado para a municipalidade com aquisição de camisas. Também a pedido do procurador, o segundo relatório verificou irregularidades na contratação da empresa Adelaide Ribeiro Ensino Fundamental Ltda-ME, para prestar serviços na Jornada Pedagógica, pelo valor total de R$ 150.000,00. A gestora não apresentou os documentos necessários ao exame, o processo administrativo, a licitação Pregão Presencial nº 002/2010 e o contrato, restando aos técnicos a análise dos gastos com base nos dados constantes no sistema SIGA do TCM. Cabe recurso da decisão. (Bocão News)

Comente agora
08
Out
Lajedo do Tabocal: Contas de ex-prefeita são novamente rejeitadas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:19h

A ex-prefeita Mariângela Santos da Silva Borges, de Lajedo do Tabocal, teve as contas do exercício de 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nesta terça-feira (7). Como as contas de 2011 também foram reprovadas, a gestora do sudoeste baiano deve ser denunciada ao Ministério Público Estadual por ato de improbidade administrativa. Além disso, ela terá que ressarcir a quantia de R$ 110.794,34 aos cofres municipais, com recursos pessoais, em decorrência da ausência de comprovação de despesas, pela retirada de numerário da conta dos Royalties/Fundo Especial sem documento de despesa e pelo pagamento de juros e multa decorrentes de atraso no cumprimento de obrigação. O relator conselheiro, Raimundo Moreira, determinou ainda multa de R$ 15 mil por irregularidades remanescentes no parecer e outra de R$ 30.600, correspondente a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter promovido a redução do montante da despesa total com pessoal. O relatório apresentou diversas irregularidades que teriam sido praticadas pela gestora, entre elas a inexistência de disponibilidade de caixa suficiente para fazer face aos restos a pagar do exercício e às demais obrigações de curto prazo; não aplicação do mínimo exigido na manutenção e desenvolvimento do ensino; abertura de créditos adicionais suplementares sem indicação dos recursos correspondentes e utilização de créditos adicionais suplementares sem o correspondente decreto de abertura. Mariângela pode recorrer da decisão.

Comente agora
08
Out
Juiz realiza casamento coletivo na Câmara de Vereadores de S. A. de Jesus; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:16h

Igreja lindamente florida, vestido de princesa e bolo de cinco andares. Esses são os três principais desejos que habitam os sonhos da grande maioria das noivas. Mas há quem prefira um casamento mais simples, mais prático e também mais rápido. Aconteceu nesta quarta-feira (08), na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus mais um casamento coletivo, onde vários casais realizaram seu enlace matrimonial. O evento havia sido transferido do Fórum Desembargador Wildes Oliveira de Lima para a Casa Legislativa. Segundo o Juiz Dr. Gilvandro Cardoso, o casamento é coletivo acontece pelo fato da demanda ser muito grande. Na opção pelo casamento coletivo, os noivos economizam nos custos com igreja ou local da cerimônia, já que o salão do fica disponibilizado para a cerimônia coletiva. Para os interessados em casar sem muita pompa, o primeiro passo é procurar o cartório de Registro Civil mais próximo de casa e dar inicio a habilitação para o casamento. O casal deve apresentar as certidões de nascimento, com até seis meses de emissão, comprovante de residência, cópia autenticada da carteira de identidade e um documento com a assinatura de duas testemunhas, que possuam firma reconhecida.

Veja as fotos abaixo:

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia - Marcello Dial
Um comentário
08
Out
Jiboia é encontrada em ar-condicionado de campus da Ufba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:14h

Uma Jiboia foi encontrada nesta quarta-feira (8) em um ar-condicionado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, no campus de São Lázaro. O animal foi encontrado por volta das 9h escondido atrás de um dos aparelhos da biblioteca, que passava por manutenção. Segundo a diretora da faculdade, Maria Paraíso, “essa não é a primeira vez que cobras são encontradas dentro do campus” e, além da preocupação com os alunos, há também o receio por outros animais que ficam no local. “Estávamos preocupados com os outros animais que estão aqui no campus, porque são animais abandonados e a nossa preocupação é que ela pudesse causar algum dano a eles”, contou. O réptil foi removido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Zoológico de Salvador. Informações do Correio.

Comente agora
08
Out
"Asfaltar o Expedicionário é de responsabilidade da prefeitura", diz Gerente da Embasa em S. A. de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 15:34h

Após manifestação dos moradores da Rua do Expedicionário em Santo Antônio de Jesus, o gerente Regional da Embasa, Gildeone Almeida, concedeu entrevista a rádio Recôncavo FM e afirmou que as obras de revitalização dos dutos de abastecimento de águas e rede de esgoto da localidade já foram concluídas. Segundo informou, as obras tiveram início no dia 08 de setembro e findou toda a construção no dia 12 do mesmo mês, “a pavimentação e a requalificação asfáltica é de responsabilidade da prefeitura como foi afirmado em contrato”, salienta. Ainda de acordo Almeida, será necessária a implantação de uma rede pluvial, destinada ao escoamento da água das chuvas, mas que esta é de competência da administração pública, “vimos à necessidade e a prefeitura, em paralelo ao nosso trabalho estaria executando esta manobra. Já entregamos a nossa parte pronta, que era um pré-requisito para que a requalificação fosse feita no local”, afirma. O gerente explicou ainda que mesmo que a obra fosse feita, como foi em abrangência, e que se a pavimentação estivesse em bom estado seria de responsabilidade da Embasa entregá-lo em ótimas condições de tráfego, “a prefeitura, em comissão, revelou a vontade de pavimentar toda aquela área. Nós apenas nos adiantamos e fizemos a nossa parte para que o novo  asfalto não fosse estragado. Foi um acordo entre as duas partes e toda a extensão onde fizemos as modificações na rede deixamos compactadas para que a infraestrutura fizesse sua parte que é asfaltar", completa.

Redação Voz da Bahia

2 comentários
08
Out
S. A. de Jesus: Cidadã reclama sobre falta de medicação no Caps
Postado por: Anacley Souza / 14:16h

Em contato com a Andaiá FM, uma cidadã de prenome Valdirene fez uma reclamação a respeito da falta de medicação no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) em Santo Antônio de Jesus. Segundo relatou a cidadã, sua mãe sofre de graves problemas neurológicos e necessita tomar uma medicação contínua, mas este não se encontra em nenhuma farmácia pública do município, “minha mãe já passou mal no ônibus por conta da falta de medicação. Já não sabemos mais o que fazer porque a medicação é cara e é obrigação do município suprir essa falta”, fala indignada.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
08
Out
Itabuna: Com salários atrasados, professores fazem manifestação em frente a prefeitura
Postado por: Anacley Souza / 13:41h

Os professores e o pessoal de apoio da área de educação do Município de Itabuna protestaram contra os salários atrasados na sede da prefeitura, na manhã desta quarta-feira (8). Os profissionais reclamam que receberam apenas 70% do salário de setembro nesta terça (7). O secretário da Fazenda municipal, Marcos Cerqueira, prometeu resolveu o problema. Segundo ele, o pagamento das remunerações será feito até a sexta (10). Cerqueira justifica que a prefeitura não quitou os salários porque a receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) diminuíram. Informações do site Blog do Pimenta.

Comente agora
08
Out
Stº. Antº. de Jesus: Alegando descaso da Secretaria de Infraestrutura, moradores da Rua do Expedicionário interditam a via
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:12h

Na manhã de hoje (08), a redação do Voz da Bahia publicou uma reclamação da população com relação a demora na requalificação asfáltica da Rua do Expedicionário. Nos relatos, as pessoas alegaram que os condutores estavam transitando em alta velocidade na via, causando um “poeirão”, que adentrava na casa das pessoas. Por volta das 10h30, fomos informados de que os moradores do local estariam realizando uma manifestação na via e interditaram o local com objetivo de chamar atenção do órgão competente. Segundo os manifestantes, ao procurarem o responsável da Secretaria de Infraestrutura, foram tratados com desprezo e descaso, visto que o mesmo fez pouco caso da situação e não soube dar uma resposta para o manifesto. “Queremos esse asfaltamento, não aguentamos mais a falta de respeito de alguns condutores, assim como o da prefeitura, que nem ao menos dá um parecer sobre o fato, sem falar no prejuízo que temos com essa poeira e buracos deixados devido a retirada do antigo material asfáltico. Ninguém vai passar até termos uma resposta da administração municipal”, garantiram. A Polícia Militar foi acionada e já está no local para controlar a situação.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira


Moradores interditaram a rua

2 comentários
08
Out
SESC Santo Antônio de Jesus realiza 3º Circuito do Sonora Brasil 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 10:49h

No dia 20 de outubro, às 19h, o SESC recebe o terceiro circuito do Projeto Sonora Brasil com apresentação do Quinteto Brasília, do Distrito Federal. O evento é gratuito e acontece no Foyer do Teatro do SESC de Santo Antônio de Jesus. Criado em 2000, é um dos principais grupos de câmara da região Centro-Oeste e um dos poucos quintetos clássicos de sopros em atividade no país. Atua com regularidade nos espaços dedicados à música de concerto, especialmente em Brasília e entorno, e tem se dedicado à apresentação de obras de compositores da atualidade. Seus integrantes são professores em universidades e/ou músicos de orquestra. O projeto Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Neste ano, a temática “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” traz à tona a força deste compositor reconhecido pela importância para o desenvolvimento da música no Brasil e que teve reverenciada atuação também como crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.

Data: 20/10/2014 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Foyer do Teatro Sesc Santo Antônio de Jesus
Quanto: Gratuito

Comente agora
08
Out
Familiares procuram por irmão especial desaparecido na região de Taperoá desde o dia 13 de setembro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:57h

O senhor Agenor de Jesus, 53 anos, que é surdo, mudo e tem problemas mentais está desaparecido desde o dia 13 de setembro. A família do homem esteve na Rádio Recôncavo FM afim de anunciar o desaparecimento para que assim possa vir a encontra-lo. José Quirino, irmão de Agenor, residente em Valença, explicou que ele morava sozinho em uma casa, localizada na cidade de Taperoá, próximo a alguns familiares, e de um dia para o outro sumiu, “ele foi visto na cidade de Teolândia, depois em Tancredo Neves e como não retornou a essas regiões, imaginamos que ele tenha pegado um transporte de favor e não está sabendo como voltar para casa”, relatou. Teófilo Quirino de Jesus, outro irmão do homem, disse que em outras vezes o procurado saía de casa e voltava com oito dias, mas desta vez ele não retornou á sua casa. “Já passamos por várias delegacias das cidades da região, mas até o momento não tivemos informações sobre onde ele possa estar”, relatou. Agenor é moreno e tem 1.75. Eles pedem que se alguém souber do paradeiro do desaparecido que entre em contato com o telefone (75) 8273-6370 ou com a emissora de rádio através do número 3631-2538.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
08
Out
S. A. de Jesus: Moradores da Rua do Expedicionário reclamam de demora na requalificação asfáltica do local
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:44h

Foi dito numa entrevista a uma emissora de rádio de Santo Antônio de Jesus, pelo secretário de infraestrutura, Dr. Domingos Matos, que após o trabalho de manutenção da rede hidráulica da Rua do Expedicionário, a via seria asfaltada, visto que era motivo de muitas reclamações os buracos que as pessoas encontravam. Pelo que parece, a situação não melhorou depois que a Embasa concluiu o serviço, já que a rua está sem asfaltamento e sem infraestrutura, os motoristas e moradores do local, só encontram mais buracos e muita poeira, devido ao barro. Em contato com a Rádio Recôncavo FM, os cidadãos que utilizam a via, assim como aqueles que residem no local, reclamaram da demora nessa requalificação asfáltica, “já estava ruim, mas agora está ainda pior. Retiraram os quebra-molas e as pessoas estão passando em alta velocidade mesmo com alguns lugares formando buracos. Estamos prestes a presenciar um acidente. Cadê o asfalto prometido? Está demorando demais, enqaunto isso estamos abandonados”, completaram. Segundo os denunciantes, o “poeirão” incomoda bastante a todos. Na oportunidade, eles pedem que o órgão responsável tome uma providência.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
08
Out
Com orçamento de mais de R$ 1 bi, Feira aumenta investimentos em saúde e educação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:37h

O orçamento municipal de Feira de Santana passará de R$ 1 bilhão em 2015, pela primeira vez na história da cidade. De acordo com a projeção da Secretaria de Planejamento de Feira, a arrecadação deve alcançar R$ 1.113.631.517, o que representa um crescimento de 18,3% em relação a 2014 e 53% maior que 2013 - em meio à polêmica do reajuste do IPTU. O montante destinado à saúde também é maior que o da educação: serão R$ 324.385.078 para o primeiro setor (28% do total) e R$ 245.545.550 (32%) para o segundo. Segundo o secretário de Planejamento, Carlos Brito, o aumento na área da saúde já tem projetos previstos. “Construir unidades de pronto atendimento, melhorar a qualidade da saúde e investir mais na capacitação, equipamento, melhorar a qualidade do atendimento, construindo um novo centro de imagens, para melhorar o nosso em comodidade e espaço”, citou Brito. Na educação, o foco será em “escolas em tempo integral, mais creches e mais escolas, além da criação de um centro de formação de professores, para capacitá-los; um centro de excelência para melhorar nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. A grande ideia é essa”, apontou. Ainda de acordo com o secretário, a ampliação do orçamento se baseia também nos recursos advindos da implantação do BRT no município, para o qual já foi pedido empréstimo na Caixa Econômica Federal, e na licitação do sistema de transporte público da cidade.

Comente agora
07
Out
Prefeito de Miguel Calmon deverá devolver R$ 31 mil aos cofres públicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:54h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou, nesta terça-feira (7), que o prefeito de Miguel Calmon, Nadson Roberto Sampaio Souza, pague multa de mil reais e devolva R$ 31.614,90 aos cofres municipais, com recursos pessoais, por irregularidades praticadas em processo licitatório para a aquisição de materiais de informática e serviços de recarga de cartuchos em 2013. Segundo a denúncia, a empresa que venceu o pregão para fornecer os produtos foi indevidamente inabilitada pela Comissão de Licitação, o que fez com que ao invés de pagar R$ 55.908,00, o município desembolsasse R$ 111.400,00. A relatoria do TCM concluiu que a conduta de “excessivo rigor e formalismo adotada pelo denunciado” levou a um “inegável prejuízo ao erário”. Logo, o interesse público teria sido deixado em segundo plano ao se descartar a economia de mais de R$ 55 mil. O prefeito pode recorrer da decisão.

Comente agora
07
Out
TCM reprova contas da prefeitura de Nova Ibiá
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:08h

As contas de 2013 do prefeito Fábio Moura Caíres, de Nova Ibiá, no sul do estado, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios nesta terça-feira (7), e determinou que o gestor devolva R$ 59.870,90 aos cofres municipais, com recursos pessoais, por pagamentos de adicionais de insalubridade sem respaldo legal. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, o multou ainda em R$ 20 mil pelas falhas contidas no relatório. O TCM teria constatado ausência de licitação para contratação do Sistema Sustentável de Apoio Técnico (Sisat) com valores que somam R$1.233.521,30, fragmentações de despesas que burlaram o processo licitatório, além de 27 casos de processos de dispensas ou inexigibilidades não encaminhados ao TCM, que chegaram a R$3.047.613,97. O relatório técnico teria apontado também o recolhimento das contribuições previdenciárias dos servidores em valores menores aos retidos nas folhas de pagamentos, contratação irregular de servidores, despesas com juros e multas por atraso de pagamentos e a acumulação ilegal de cargos de diversos servidores. Cabe recurso da decisão. (Foto: Reprodução / A Voz do Baixo Sul)

Comente agora
07
Out
Catu: Cemitério tem covas violadas e está sem espaço
Postado por: Anacley Souza / 17:03h

Moradores do município de Catu, região metropolitana de Salvador, reclamam do abandono do cemitério. No local, é possível encontrar, jogados no chão, restos de caixões e pertences das pessoas que foram enterradas no local. O carpinteiro Antônio Messias disse que tem vezes que cabeças e braços de pessoas vão parar no meio da rua. No fundo do cemitério, ossos amontoados em uma caixa de cimento, sem nenhuma cobertura. É possível ver diversas ossadas em sacos de lixo e muito mato. O cemitério de Catu tem 86 anos e é o único da cidade. O município tem mais de 50 mil habitantes e, segundo os moradores, por dia são enterradas cerca de duas pessoas no local. O cemitério já não suporta mais tantos corpos e para enterrar novos cadáveres, é necessário tirar os ossos antigos. Na rua ao lado do cemitério, algumas pessoas colocaram as casas a venda. A população reclama do mau cheiro e diz que o local é foco de insetos, ratos e escorpiões. A prefeitura de Catu informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que desde o início da gestão, em 2013, planeja reparos no cemitério localizado no Centro da cidade. Além de padronização, reparos na estrutura, pintura e limpeza, existe o projeto de construção de um novo cemitério que está aguardando a licença ambiental, de acordo com a prefeitura. (Record)

Comente agora
07
Out
Cantor foge após acidente em Feira de Santana por não possuir CNH
Postado por: Anacley Souza / 15:10h

Uma colisão entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa ferida na manhã desta terça-feira, 7, por volta de 11h, no município de Feira de Santana, a 109 km de Salvador. O cantor Diego Costa da Conceição foi um dos envolvidos no acidente, que aconteceu no bairro de Irmã Dulce. A vítima, Samuel Souza Soares, de 19 anos, pilotava a moto quando se chocou contra o carro do cantor, que fugiu do local por não possuir carteira de habilitação. Durante a fuga, Diego acabou colidindo contra o muro da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), localizado na Avenida Contorno. O veículo, modelo Fiat Stylo, foi guinchado e apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motociclista foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).(Jornal A Tarde)

Comente agora
07
Out
Avião da PM faz pouso de emergência em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 12:41h

No final da manhã desta terça-feira (7), o avião da Polícia Militar teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Salvador, na capital baiana. De acordo com as primeiras informações, houve um probema no trem de pouso da aeronove. Não há mais detalhes sobre o incidente. (Bocão News)

Comente agora
07
Out
Escritório regional da JUCEB em Santo Antônio de Jesus tem novidades para seus clientes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:04h

Visando a melhoria nos serviços prestados, a JUCEB em Santo Antônio de Jesus, integrada ao Espaço Empresarial, comunica aos clientes algumas mudanças realizadas em determinados procedimentos Conforme o disposto na Lei nº 12.792, de 28 de março de 2013, o Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) mudou sua nomenclatura para Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), vinculado à nova Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE). Assim, todos os links disponíveis no site da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) relacionados ao DNRC foram alterados paradrei.smpe.gov.br.

Alteração nos preços dos atos das cooperativas

Por meio da Resolução Plenária nº. 011/2014, o valor cobrado pelo arquivamento de atos das cooperativas, que antes era no valor de R$ 491, reduziu para R$ 234 – mesmo valor cobrado no arquivamento de atos das Sociedades Empresárias Limitadas.

Certidão Simplificada disponível apenas pelo site

Comente agora
07
Out
Outubro Rosa: Câmara Municipal faz sessão especial sobre prevenção do câncer de mama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:58h

A sessão especial da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus de segunda-feira (6) foi dedicada à conscientização do exame de prevenção do câncer de mama, proposto pelo vereador Francisco Freire, autor da sessão especial e do projeto que instituiu o Dia do Outubro Rosa n o município. “A Câmara mostrou sabedoria ao realizar esta palestra sobre a prevenção do câncer de mama. A Câmara tem tratado de assuntos relevantes à sociedade. Como médico oriento as mulheres que procurem o mastologista, faça o autoexame para diagnosticar a doença logo no início. Que nossa saúde seja melhor para o município”, justificou o parlamentar. Durante a sessão, presidida pelo vereador Francisco Freire, os médicos Luciano Ramos e João Neiva abordaram o tema durante palestra e ressaltaram a importância da Campanha Outubro Rosa, que visa, justamente, orientar as mulheres para a necessidade de fazerem o autoexame em casa e os exames médicos de rotina, a exemplo da mamografia, como forma de prevenção da doença. Presentes na sessão, as integrantes do Instituto Amigas do Peito, que destacaram a campanha que ocorre a nível mundial e elogiaram a iniciativa da Câmara Municipal, que aderiu a proposta, se dedicando a discutir o tema, com a realização da segunda sessão especial.

Comente agora
07
Out
Stº. Antº. de Jesus: Centro Espírita José Petitinga promove o XXI Encontro com a Cultura Espírita
Postado por: Letícia Oliveira / 08:34h

Terá início nesta terça-feira (07), o XXI Encontro com a Cultura Espírita, promovido pelo Centro Espírita José Petitinga, localizado Santo Antônio de Jesus. O Presidente do centro, Edson Dias, em entrevista a Andaiá FM, informou que o evento tem maior repercussão na região, onde é aproveitado para divulgar o espiritismo e como é entendido o evangelho de Jesus e a vida em si nessa religião. “Convidamos todas as pessoas para participarem”, convocou, acrescentando que neste ano o evento focará no evangelho de Jesus, em homenagem aos 150 anos de divulgação do evangelho segundo o espiritismo. O tema do evento será: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celestial”. Segundo Edson, todas as pessoas são espíritos vivendo uma experiência humana, pois os humanos estão na terra transitoriamente para se educar e agregar valores espirituais, “precisamos buscar uma conexão com Deus, porque o ser humano tem uma fixação muito grande pelo material e ao mesmo tempo esquece do Senhor, sendo assim perdem o seu rumo”, completou. O evento começa nesta terça-feira (07) e terminará no próximo domingo (12). Hoje haverá uma palestra com Dr. Marcelo Mariano, advogado e assistente jurídico da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
06
Out
Bancários terminam greve; apenas os servidores de Caixa Econômica e BNB resistem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:06h

Os bancários decidiram pelo fim da greve em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (06) e retornam às atividades a partir desta terça-feira (07). A exceção são os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que não aceitaram a contraproposta apresentada pelos bancos. Entre os itens da pauta, aprovada pelos demais trabalhadores, estão o índice de reajuste salarial de 8,5%, aumento real de 2,02%, e o piso de 9%, 2,49% acima da inflação. Os bancários que ainda estão em greve consideraram a proposta "irrisória", e a próxima assembleia acontecerá nesta terça, à noite.

Comente agora
06
Out
S. A. de Jesus: Coelba faz pouco caso e deixa estabelecimento sem energia desde o último sábado (04), reclama proprietária
Postado por: Letícia Oliveira / 17:27h

A reportagem do site Voz da Bahia foi procurada por uma internauta que está muito chateada com os serviços da Coelba, responsável pela energia elétrica do Estado da Bahia. Moradora de Santo Antônio de Jesus, a proprietária de um supermercado, localizado no Bairro São Paulo, reclamou do descaso e falta de respeito com o cidadão, visto que foi solicitado o serviço, mas não foi realizado. Conhecida como Gal, ela explicou que no último sábado (04) os ventos fortes levaram o telhado de uma igreja, que fica ao lado do comércio, a estrutura bateu no poste de energia e acabou danificando a rede do local. “Ligamos para a Coelba na mesma hora, os técnicos vieram, retiraram a parte do telhado e disseram que para religar a energia era necessário ligar novamente para a empresa e solicitar o serviço, desde então estamos tentando e nada”, disse, acrescentando que a falta de respeito é tamanha, que após não conseguir falar ao telefone com os atendentes da Coelba, entrou em contato com a empresa através da internet, sendo dado um prazo até ás 23h19 do sábado, porém nenhum funcionário compareceu para consertar. “Eu estou extremamente chateada, tenho oito freezers e tenho produtos que estão estragando. Como pode uma empresa como essa tratar o cidadão desse jeito? As contas de energia são pagas na data certa todos os meses e ainda assim fazem isso. Estive lá pela manhã desta segunda-feira (06), disseram que viriam por volta das 16h, como não vieram retornei lá e nada me disseram”, explanou. A cidadã destacou ainda que os técnicos e atendentes com quem entrou em contato fizeram pouco caso da situação e ainda garantiram que o problema teria sido resolvido, mas na verdade até o fechamento dessa matéria o supermercado estava sem energia.

Reportagem Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
06
Out
Plantão das ocorrências registradas no HRSAJ durante as últimas 48h
Postado por: Letícia Oliveira / 07:41h

- O menor de iniciais A.C.X.F de 17 anos, residente na Rua Plínio Gonçalves em Santo Antônio de Jesus foi atingido por disparos de arma de fogo. A vítima foi socorrida para a emergência do HRSAJ, onde recebeu atendimento médico.

- José dos Santos Alonso, 49 anos, residente em Itaparica foi vítima de arma branca. Após a tentativa de homicídio, ele foi socorrido para a emergência do HRSAJ, onde passou por cirurgia e está em observação.

- José Paulo Santos de Santana, 39 anos, residente no Casco em Santo Antônio de Jesus foi atropelado e depois socorrido pela SAMU. Ele foi encaminhado para a emergência do HRSAJ, onde recebeu cuidados médicos.

Edson Silva dos Santos, 28 anos, residente na localidade do Coqueiro em Itatim foi vítima de acidente com moto. Ele foi socorrido para a emergência do HRSAJ, onde recebeu cuidados médicos.

Um comentário
05
Out
Ituaçu: Vereador é detido após denúncia de transporte ilegal de eleitores
Postado por: Anacley Souza / 17:14h

O vereador Otacílio Caires de Souza (PSD), de Ituaçu, no centro-sul baiano, foi conduzido à delegacia de Barra da Estiva na manhã deste domingo (5), após denúncia de transporte ilegal de eleitores. Segundo o delegado Marco Torres, o social democrata levava cinco pessoas em uma Hilux. “Foram conduzidos todos, o vereador e os pretensos eleitores. Foram ouvidos e liberados. Não houve nenhum tipo de crime eleitoral”, afirmou. De acordo com Torres, os cinco passageiros do veículo eram familiares do edil e apenas um deles, primo de Souza, tinha domicílio eleitoral na cidade. Eles estavam sendo levados para um almoço na casa de uma tia do vereador, onde ocorreu a abordagem. “A denúncia foi feita pelo fato de ele ser vereador e parecia estar trazendo eleitores. Infelizmente quem fez a denúncia se precipitou e acabou atrapalhando o almoço da família. Eles estavam na casa da tia dele, onde eles iam almoçar, nem foi em uma seção eleitoral”, ressaltou o delegado. (Bahia Notícias)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com