As comentadas

Boa noite , Terça-feira, 02/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

18
Ago
S. A. de Jesus: Após vídeo de gays com droga no ânus, movimentos sociais se manifestam contra atitude de policiais
Postado por: Anacley Souza / 16:26h

Após repercussão de um vídeo amador divulgado nas redes sociais onde dois homossexuais que foram presos ao tentar entrar com drogas no presídio de Valença com droga no ânus, o movimento de mulheres e movimento LGBT em Santo Antônio de Jesus se reuniram em manifestação a violação dos direitos humanos, já que nas imagens os acusados eram obrigados a retirar a droga. Segundo informou Juvenal Lima, representante do Grupo AG8Saj, em entrevista a Andaiá FM, o movimento não é contra a prisão dos dois indivíduos e sim contra a ação arbitrária de policiais envolvidos na hora da abordagem. Ele declarou que ao gravar e divulgar o vídeo ficou constatado a violação dos direitos de um cidadão. Citando parágrafos da Constituição, Lima disse que a comunidade gay está indignada com toda a situação, “o vídeo foi feito de forma humilhante e desumana. A Constituição é clara ao afirmar que nenhum cidadão deve ter seus direitos e intimidade violados”, frisou, acrescentando que a exposição do vídeo deixou clara uma situação que é bastante discutido em todo o país, ou seja, a questão do preconceito e da homofobia. Seguindo sua explanação, o representante do movimento disse que de forma alguma defende a postura do Jorge e do Carlos, e sim da forma como os mesmos foram tratados pelos policiais, “a culpa não é da Polícia Militar e sim dos dois agentes que fizeram a filmagem.

2 comentários
18
Ago
S. A. de Jesus: Crise no transporte escolar já dura mais de duas semanas e sem solução
Postado por: Anacley Souza / 15:06h

Mais uma semana se inicia e a crise do transporte público escolar da cidade de Santo Antônio de Jesus não foi resolvida. O infortúnio atinge principalmente estudantes residentes nas localidades rurais do município e que estudam nas unidades do centro da cidade. Muitas queixas de pais de alunos vem sendo reportada a mídia local, no entanto não há resposta positiva ou uma solução da parte da Secretaria de educação. O problema iniciou no inicio do mês de agosto e persiste até o momento. Segundo a dona Aparecida Rodrigues, já faz mais duas semanas que sua filha não vai a escola por falta do transporte e que devido ao custo elevado não pode pagar um transporte particular para que a criança não perca as aulas, “eu não tenho condições de pagar transporte para ela, se eu fosse custear um carro particular sairia muito caro, eu teria que pagar duas passagens de ida e volta”, relata.

Em contato com a Recôncavo FM na manhã desta segunda-feira (18), a assessoria de imprensa da prefeitura municipal, informou que uma reunião entre a empresa contratada, diretor de transportes do município e administração  estava sendo realizada desde cedo para que a situação seja regularizada. “É preciso que isso regularize o mais rápido possível, pois não tem condição de uma criança não frequentar a escola por falta de locomoção. São inaceitáveis tantos dias sem o ônibus escolar e ninguém toma providências. Onde está o prefeito e a secretaria de educação que não se manifestam?”, questiona indignada.

Questionamentos do Voz da Bahia: 

Amigos internautas, nos últimos dias um fato de grande relevância vem acontecendo aqui em Santo Antônio de Jesus que é a falta do transporte escolar. Milhares de crianças da rede pública estão sem ir às escolas devido a essa paralisação. Volto a dizer são milhares de meninos e meninas que acabam perdendo aula por não ter condução. De quem é a culpa? Eu não sei. Porém quem faz a gestão do transporte é o município. Essas perguntas precisam ser respondidas através da secretaria de educação, o que não pode são as nossas crianças ficarem sem frequentar as aulas.

Outros pontos precisam a ser contestados:
Qual o valor pago para realizar o transporte escolar no município de Santo Antônio de Jesus?
Quem são as pessoas físicas ou empresas que recebem para realização do transporte?
Os veículos que realizam o transporte escolar, ou melhor, os veículos que carregam nossas crianças cumprem todos os itens de segurança?
A Prefeitura de SAJ fiscaliza o cumprimento dos itens de segurança a exemplo de ano de fabricação dos veículos, tipo de habilitação dos condutores, etc.,
Existiu critério de indicação política para realização do transporte escolar no município?
O porquê desta ausência?

Estes questionamentos necessitam ser respondidos. 

 Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza

6 comentários
18
Ago
S. A. de Jesus: Paróquia do São Benedito promove curso de noivos para a comunidade
Postado por: Anacley Souza / 10:37h

A paróquia do São Benedito em Santo Antônio de Jesus estará promovendo esta  semana o segundo curso de noivos destinados aos futuros nubentes. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da casa religiosa para fazer sua inscrição. A palestra será realizada no dia 23 de agosto das 08 ás 17h.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
18
Ago
Viaduto Eduardo Campos e via marginal são inaugurados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:17h

O segundo viaduto do bairro do Imbuí, que faz parte do Complexo Viário Imbuí-Narandiba, no sentido Imbuí-Paralela, e a via marginal, que liga o viaduto da Avenida Luís Eduardo Magalhães ao bairro, foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (18), em Salvador. O viaduto foi batizado de Governador Eduardo Campos. O equipamento tem duas faixas no mesmo sentido e 380 metros de extensão. A via pode ser utilizada em alternativa aos condutores que precisavam fazer o retorno próximo a um hipermercado da região, para seguir pela Paralela, sentido centro. O Complexo Viário Imbuí-Narandiba inclui a construção de três viadutos - dois no Imbuí e um em Narandiba -, além das vias marginais que ligam o Centro Administrativo da Bahia (CAB) à Avenida Luís Eduardo Magalhães e o Imbuí. Em fase de obras, o complexo viário ainda inclui o acesso ao bairro do Stiep, nas imediações do Centro de Convenções, e um terceiro viaduto que faz a ligação no sentido contrário, para os motoristas que seguem da Paralela para o bairro do Imbuí. A primeira parte do complexo, o viaduto que liga as avenidas Paralela e Edgard Santos, foi entregue no último mês de junho. (G1)

Comente agora
18
Ago
Polo Sindical convoca entidades para discutir Plebiscito da Constituinte nesta segunda-feira (18)
Postado por: Anacley Souza / 10:11h

O Polo Sindical de Santo Antônio de Jesus convida a todas as Associações, Entidades sindicais e ONGs, para uma reunião ampliada onde será discutido o Plebiscito da Constituinte. A reunião acontecerá nesta segunda-feira (18) no auditório do Colégio Santo Antônio a partir das 18h.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
17
Ago
Pronatec oferece 110 vagas de cursos gratuitos em Camaçari e Feira de Santana
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:28h

O Programa Nacional de Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec) está oferecendo são 110 vagas em cursos gratuitos nas cidades de Camaçari e Feira de Santana. Dentre as possibilidades, estão as vagas para organizador de eventos, recepcionista de eventos e fotografia. A pré-matrícula começa na próxima segunda-feira e é necessário levar CPF, RG, comprovante de residência e de escolaridade originais. Segundo a organização do curso, para mais informações os interessados podem entrar em contato através dos telefones: (75) 3221-9766/9611 (Feira de Santana) e (71) 3649-8600 (Camaçari).

Comente agora
17
Ago
SAJ: Vice-presidente do Sindicato dos Comerciários alerta para fraudes no FGTS e seguro-desemprego
Postado por: Letícia Oliveira / 09:05h

O Seguro-Desemprego será concedido ao trabalhador desempregado, por um período máximo variável de 03 (três) a 05 (cinco) meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 (dezesseis) meses, porém há muitos casos de fraudes nesse benefício no Brasil. O Vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus, André Nascimento, em entrevista a Andaiá FM, informou que esta tem sido uma prática constante entre patrões e empregados, entretanto a Justiça Federal tem condenado muitas empresas e também os trabalhadores que aceitam esse erro. Segundo ele, na maioria das vezes, verifica-se que o trabalhador está passando por um momento de dificuldade, chama a empresa, ou vice-versa, onde ela exige que o funcionário devolva os 40% referente a multa sobre o valor total do FGTS para que a mesma simule uma demissão, que acaba sendo uma farsa. “O trabalhador vai passar a sacar um FGTS, que ele não teria direito, assim como um seguro-desemprego que não é de direito dele no caso da farsa. É preciso entender que o seguro-desemprego é para as pessoas que estão desempregadas, por serem demitidas sem justa causa”, disse. André relatou que alguns trabalhadores estão trabalhando na mesma empresa e isso tem gerado problemas na Justiça, inclusive tem levado patrões e empregados para a prisão. O vice-presidente afirmou que se a empresa quer demitir um funcionário deve comunicar ao trabalhador, dando aviso prévio e cumprindo o que rege a lei. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
16
Ago
Restos mortais de Eduardo Campos e mais 4 assessores chegam a Recife
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:58h

Os corpos de Eduardo Campos e demais vítimas de acidente aéreo em Santos (SP) já estão em Recife, onde foram recepcionados por familiares da vítimas do jato que caiu na última quarta-feira. De lá, os caixões com os restos mortais de Eduardo Campos, do assessor Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo seguem para o Palácio do Campo das Princesas, onde serão velados. Por escolha da família, o corpo de Marcelo Lyra não irá participar na cerimônia no palácio. Seguirá para o Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, na Grande Recife, para o velório que será realizado na Capela 3 (o horário ainda não definido pela família). O sepultamento está marcado para as 17h do domingo (17). Na chegada, o caixão do ex-governador, que concorria à Presidência da República foi transportado até o carro de Corpo Bombeiros pelos filhos João e Pedro e ainda o prefeito do Recife, Geraldo Julio; e o governador João Lyra. Também ajudaram na tarefa o ex-secretário da Fazenda, Paulo Câmara; o deputado federal Raul Henry; e o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho. Os três compõem a chapa majoritária governista que disputa o Executivo estadual e o Senado. Os corpos do assessor de comunicação da campanha de Eduardo, Carlos Percol, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra foram colocados em outra unidade dos Bombeiros e seguiram em cortejo pelas ruas do Recife. 

Recepção na Base Aérea: 

Comente agora
16
Ago
Bahia: Sem financiamento, 40 Santas Casas fecharam as portas no Estado
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:55h

A Santa Casa de Misericórdia é uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos, além de dar assistência a recém-nascidos abandonados na instituição. Mas a falta de apoio com os poderes públicos tem dificultado a operação destas instituições que já fecharam quarenta hospitais na Bahia nestes últimos dez anos. Em entrevista ao Blog do Anderson, o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades. Filantrópicas da Bahia (FESFBA), Mauricio Almeida Dias Pereira, disse esperar um “novo olhar para o setor”. “Nós avançamos muito em sermos reconhecidos como os melhores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda não temos o olhar da reciprocidade no financiamento. O poder público tem no setor filantrópico o seu maior parceiro da assistência hospitalar, não é a toa que os hospitais filantrópicos são responsáveis por 51% da assistência prestada pelo SUS no Brasil. Contudo, nós recebemos do Ministério da Saúde apenas 9,8 a 10% do orçamento do Ministério para quem produz 51% de assistência. Isso é uma incoerência, nós precisaríamos ser tratados da mesma forma que os hospitais públicos são tratados. Se você for procurar saber quanto o poder público estadual, federal ou municipal banca para custear um hospital estadual, vocês vão perceber que para cada um real de produção calculado na tabela do SUS, que é o que nós recebemos, o estado, ou governo federal, ou município, aporta de 5 a 15 vezes o valor da produção no SUS para completar o custeio do hospital, porque reconhece que o SUS é insuficiente. 

Comente agora
16
Ago
Laje: Moradores reclamam das péssimas condições da estrada que liga KM 17 a Itaparica
Postado por: Letícia Oliveira / 16:35h

Moradores do município de Laje, estão reclamando do péssimo estado da estrada que liga o KM 17 a Itaparica. Segundo alguns cidadãos, em contato com o Portal Voz da Bahia, a estrada que é usada por moradores da localidade da Pintoba, Itaparica, Imbiara e Quilombo, estão sofrendo com os transtornos causados nesse trecho, “não podemos nos locomover para Santo Antônio de Jesus, já que está praticamente intransitável a via”, comentaram. Os denunciantes relataram que os veículos sempre ficam atolados na lama do local, inclusive alguns comerciantes da cidade que trabalham na Feira Livre de Santo Antônio de Jesus não conseguiram passar pelo local com suas mercadorias durante a madrugada . “Esse é o trabalho da Prefeitura Municipal de Laje?”, questionaram.

Estrada que liga KM17 a Itaparica

Reportagem Voz da Bahia/Foto: Internauta

Comente agora
16
Ago
Lavador de carros pega veículo de cliente e derruba muro em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 15:24h

Um lavador de carros, que não teve a identidade relevada, provocou um acidente ao pegar o veículo de um cliente na manhã deste sábado (16). Após dar voltas com o carro, o homem perdeu o controle da direção e acabou derrubando o muro de uma casa no bairro de Brotas, em Salvador. Antes, ele também bateu em dois veículos que estavam estacionados na via. O acidente aconteceu próximo ao Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), o proprietário do automóvel deixou o veículo em um lava-jato no bairro e saiu para pegar o carro após a conclusão do serviço. Após a lavagem, e antes do dono do veículo retornar, o lavador pegou o carro, uma pick up S10 (que é vendida a partir de R$ 70 mil) , e saiu pelas ruas do bairro, ocasionando o acidente. Apesar da situação, ninguém ficou ferido e o dono do carro foi acionado, de acordo com o órgão municipal de trânsito.

Comente agora
16
Ago
Salvador: Abandonada após o fechamento do clube, piscina do Baneb vira criadouro insetos
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:28h

  1. Internauta do Voz da Bahia

O leitor Luiz Cláudio procurou o Voz da Bahia para denunciar o abandono da piscina do Clube Baneb, no Costa Azul. Desde que o espaço foi desativado, a piscina acumula água parada e se tornou criadouro para insetos como a dengue. "Vejo todo dia está piscina da foto de águas verdes. Não tem viva alma por lá. A água está empoçada. Pode ter outros locais empoçados também", conta.

Comente agora
16
Ago
Stº. Antº. de Jesus: Por falta de transporte escolar, colégio da zona rural fecha as portas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:06h

Devido à falta de transporte escolar, o Colégio Armário Francisco dos Santos, localizado na Mina do Sapé, zona rural de Santo Antônio de Jesus não está funcionando. De acordo com informações de moradores, a falta de aluno acometeu no fechamento da escola, pois eles dependem do transporte para chegar ao local. “Sem alunos, não tem como a escola ficar aberta”, disse. Os motoristas decidiram parar suas atividades na última terça-feira (12), alegando falta de aumento de salário. Um dos condutores chegou a informar que a prefefeitura garantiu o aumento, porém cumpriu. “Tivemos várias reuniões com os representantes, mas não nos deram resposta”, disse, acrescentando que há nove anos a categoria não tem direito ao aumento. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

7 comentários
16
Ago
Stº. Antº. de Jesus: Cidadão pede faixa de pedestres em cruzamento na Avenida ACM
Postado por: Letícia Oliveira / 08:24h

Um homem identificado como Bocão, residente em Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a Andaiá FM, para reclamar do trânsito. Ele informou que o cruzamento existente na Avenida ACM, que dá acesso a Rua da Conceição, é muito perigoso e precisa de algo para melhorar o tráfego de veículos. “Os motoristas não se respeitam no trânsito e acabam ultrapassando os outros, cruzando na frente, dentre outras inflações que cometem. Por pouco não aconteceu um acidente essa semana, mas é sempre assim”, contou. Segundo o cidadão, uma faixa de pedestres deveria ser colocada no local para evitar futuros acontecimentos acidentais. Ele acrescentou que alguns condutores não respeitam os pedestres, inclusive o mesmo quase foi atropelado, na tarde de ontem (15).

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
15
Ago
S. A. de Jesus: Presidente do Sintracomsaj destaca sindicato para desempenho dos servidores
Postado por: Anacley Souza / 15:50h

Em entrevista a Recôncavo FM nesta sexta-feira (15), o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Santo Antônio de Jesus (Sintraconsaj), Valdemir Souza, falou a respeito da situação dos trabalhadores contratados para a construção do Conjunto Residencial do Projeto Minha Casa Minha Vida, na localidade do Salto da Onça, zona rural do município. Segundo ele, a fiscalização de todas as construções civis está sendo intensificada no intuito de proteger todos os trabalhadores garantindo assim seus direitos. De acordo com Valdemir, houve uma reivindicação dos trabalhadores que estão concluindo os trabalhos na construção de 700 moradias populares, “eles estão lutando por melhorias no recebimento dos salários, assim como vale-transporte e auxilio alimentação. Já entramos em contato com a diretoria da empresa que se comprometeu a resolver esta situação”, afirmou.

Obras no centro da cidade: Referente as obras em processo na área central da cidade, o presidente do sindicato disse que o órgão fiscalizador é o Ministério do Trabalho, e apenas se junta com o servidores para buscar melhorias na condição trabalhista ou em processos de negociação, “não temos o poder de multar ou fechar quaisquer obra, apenas reivindicamos e paralisamos quando os direitos aos trabalhadores não são cumpridos”, ressaltou.

Construção do anexo da UFRB:

Comente agora
15
Ago
Sobre falta de transporte escolar na zona rural de SAJ, vereador diz: “Seu moço tem alunos com a farda nas portas esperando um carro que não chega”
Postado por: Anacley Souza / 10:41h

A carência do transporte público escolar já está se arrastando há mais de uma semana na zona rural no município de Santo Antônio de Jesus. O vereador Valdemar Farias, popularmente conhecido como Dema do Leite (PP), em contato com o Recôncavo FM, relatou que reside na zona rural, no Bomfim, e que está estarrecido com a situação, “diariamente sou visitado pela população das comunidades para que a situação seja resolvida”, alegou. De acordo Dema, no inicio do problema, tentou entrar em contato com a secretaria de educação e com o diretor de transporte, no entanto não conseguiu falar com nenhum responsável pela pasta, “já na terça-feira entrei com um requerimento. Procurei o responsável pelo setor de transporte só que este nunca se encontra disponível para nos atender. Até o momento a prefeitura não deu nenhuma resposta sobre o assunto”, fala. Valdemar, conversando com alguns motoristas revelou que a paralisação é devido aos salários atrasados e em relação à condição das estradas vicinais que nesta época de chuva fica intransitável, “não temos uma confirmação sobre esses assuntos da secretaria de educação, quem sofre são os alunos da zona rural. Seu moço tem alunos com a farda da escola nas portas das casas esperando um carro que não chega, nós da zona rural sofremos com o preconceito e somos discriminados pelo poder público”, concluiu.

Redação e Foto: Voz da Bahia - Anacley Souza

11 comentários
15
Ago
Cidadão denuncia abandono na saúde pública da cidade de Amargosa
Postado por: Anacley Souza / 09:46h

Em contato com a Andaiá FM, um cidadão de prenome Vinícius falou a respeito da falta de assistência na saúde pública da cidade de Amargosa. Segundo informou o denunciante, há mais de um ano tem tentado marcar um procedimento de exame pela rede pública e não consegue. De acordo o cidadão, a secretaria de saúde tem levado mais de cinco meses para fazer a marcação, “é inadmissível algo desta natureza. Estamos desassistidos nesta cidade”, relada. Aproveitando a oportunidade, Vinícius falou ainda a respeito da rodovia que leva o município a cidade de Mutuípe, que segundo declarou está em péssimas condições, “é muito buraco na pista e está causando diversos acidentes, é um buraco atrás do outro”, informa. O cidadão e moradores da região pedem providências aos órgãos responsáveis para resolver estas situações. 

 Redação Voz da Bahia

Comente agora
14
Ago
S. A. de Jesus: Cidadão denuncia falta de atualização na informação no site do SineBahia
Postado por: Anacley Souza / 22:38h

Em contato com a Andaiá FM, um cidadão de prenome Denis informou que por diversas vezes tem procurado por vagas de emprego no portal oferecido pelo SINE Bahia em Santo Antônio de Jesus, mas quando se dirige ao local indicado a vaga já não existe mais, ou foi completada por outro profissional. Diante do fato, o denunciante que exerce a função de motorista, também pede que o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) no Shopping Itaguari, intervenha para que o SINE venha a atualizar sua página do site para que outras pessoas não passem por constrangimento.

Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
14
Ago
SAJ: Presidente do Conselho diz que MPF apurou responsáveis de construção da UPA
Postado por: Letícia Oliveira / 17:32h

Aconteceu na noite de ontem, quarta-feira (14), a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde. Estiveram presentes nessa reunião algumas autoridades de Santo Antônio de Jesus da área da saúde. O presidente do Conselho, Marcus Augusto Lessa, informou que, à principio, foi discutido sobre a reestruturação da Atenção Básica do município, e foi pedido que houvesse uma adequação da proposta para atender o novo projeto Minha Casa, Minha Vida, que está sendo erguido no Açougue Velho e a proposta original não previa. “Foi apresentado essa proposta complementar, incluindo um posto de saúde para atender essa comunidade, que é uma demanda do Conselho Municipal de Saúde, já que a Secretaria de Saúde não havia se atentado para essa necessidade da população”, disse. Segundo Marcos, na reunião foi aprovado um novo posto para a Comunidade Zilda Arns, Bairro São Paulo e também a duplicação da unidade Santa Teresinha e Urbis III.

UPA de Santo Antônio de Jesus

Construção da UPA: Com relação a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Santo Antônio de Jesus, que já foi adiada por diversas vezes e a área está considerada “abandonada”. Ele destacou que desde o ano passado foi solicitado uma ação do Ministério Público Estadual devido a irregularidades do atraso e da locação dos equipamentos que já haviam sido comprados e o MPE achou por bem encaminhar ao MPF já que os recursos são federais. “Recebemos correspondência informando que o Ministério Público Federal abriu um inquérito para apurar as informações e daí verificar a responsabilidade”, disse. Conforme ele, nomes já foram citados para que prestem depoimentos e a partir daí, o inquérito se conclui.

Redação e Foto: Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Ago
Jaguaripe: Cidadão fecha escola com cadeado por falta de pagamento do aluguel do terreno
Postado por: Letícia Oliveira / 16:24h

O Colégio Municipal da Imbiara, no município de Jaguaripe está fechado há uma semana devido a falta de pagamento. De acordo com informações da Recôncavo FM, o motivo do fechamento é a falta de pagamento, já que o terreno é de propriedade privada e o dono alegou que não está recebendo o pagamento da Prefeitura Municipal. Alguns funcionários informaram que o proprietário do terreno fechou a escola com um cadeado e não deixa ninguém entrar, porém relataram que não é a primeira vez que isso acontece.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Ago
Superintendente de Trânsito de S. A. de Jesus responde mototaxista: "Ele teve a chance de se regulamentar"
Postado por: Letícia Oliveira / 14:40h

O assunto mais discutido nas ruas de Santo Antônio de Jesus está sendo a questão da legalização das motocicletas que fazem o transporte alternativo. Essa questão tomou grande repercussão, após publicação de um vídeo em redes sociais, onde um mototaxista alega ser cobrado um alto custo para que os veículos sejam registrados na SMTT (Superintendência de Trânsito e Transporte). O superintendente de trânsito, Luciano Moura, conhecido como Cuiuba, explicou que a superintendência está trabalhando dentro da lei e da norma do que foi aprovada, sendo exigido e cobrado pelo Ministério Público. Ele avisou a Antônio Carlos, o mototaxista, que quando chegou em janeiro de 2013 para assumir a SMTT regularizou a situação de vários trabalhadores dessa área, “somos um órgão fiscalizador”, disse. Sobre a citação de que a moto poderia ter um adesivo, Cuiuba foi claro ao ressaltar: “Não pode ter adesivo nas motos de forma alguma, pois a lei não permite. Se por acaso uma motocicleta dessa tiver adesivo e um bandido roubar esse veículo, ele pode muito bem tirar o adesivo e agora, tem como identificar? Se você tem uma moto pintada, o acusado não tem como fugir, a não ser que tente esconder a moto. Então a lei é essa, onde a polícia também, na construção da lei, opinou por ser pintada e não plotada”.

3 comentários
14
Ago
Mototaxista de S. A. de Jesus se surpreende com repercussão de vídeo e diz: "Sou contra o alto custo cobrado na legalização"
Postado por: Anacley Souza / 13:22h

Após divulgação de um vídeo onde o mototaxista Antônio Carlos Barbosa, conhecido como Totinho, falava a respeito da burocracia na padronização das motocicletas, ele foi entrevistado pela Rádio Recôncavo FM para falar sobre o assunto. A publicação teve uma repercussão impressionante, visto que em dois dias, já possui mais de 700 visualizações. O trabalhador informou que não sabia da repercussão do vídeo até ser informado por amigos e parentes, aproveitando para pedir desculpas pelos xingamentos e algumas palavras de baixo calão que disse naquele momento de indignação. De acordo com o mototaxista, sua reivindicação gira em torno do alto custo cobrado no processo de legalização e padronização das motos que oferecem transporte alternativo, “trabalhamos o dia inteiro para conseguir R$ 40,00 por dia e mensalmente fica em torno de R$ 800,00, então não temos como conseguir esse dinheiro num dia só. Não sou contra a legalização desse trabalho, mas sou contra o alto custo cobrado para legalizar as motos, pois, se fosse usado apenas um adesivo identificando esses veículos e o uso de coletes como em outras cidades teria um custo menor para a categoria”, salientou.

Comente agora
14
Ago
Animais soltos na pista colocam em risco vida de motoristas na BA-046
Postado por: Anacley Souza / 08:48h

Quem trafega por rodovias estaduais, principalmente na BA-046 sentido Santo Antônio de Jesus/ Ilha de Itaparica depara-se com animais soltos, pastando no acostamento, aumentando o risco de acidentes. Os motoristas se queixam do perigo e há relatos com frequência de choque entre veículos e os animais. Condutores e transeuntes locais informaram a Redação do Portal Voz da Bahia, que na localidade próxima ao conjunto Fénix e Posto da Polícia Rodoviária Estadual vários animais frequentam aquela área, “estamos vendo a hora de um acidente acontecer ali, principalmente a noite onde a visibilidade é baixa. Ninguém toma providências diante dos fatos e não sabemos a quem realmente nos reportar para reclamar então estamos pedindo a Polícia Rodoviária para que recolha estes animais, mesmo porque a rodovia é de responsabilidade dela”, rebate um motorista. Esta não é a primeira vez que noticiamos este problema. Em Janeiro deste ano, internautas procuraram nossa reportagem para relatar a mesma situação.

Reportagem e fotos: Voz da Bahia- Anacley Souza

  1. Animais transitam livremente pela rodovia
Comente agora
13
Ago
S. A. de Jesus: Flanelinha da Praça Padre Mateus diz usar um megafone para trazer alegria ao povo
Postado por: Letícia Oliveira / 23:38h

Josevandro de Jesus Santos, 34 anos, esse é o nome do conhecido popularmente “Cavalo FM”, que alega gostar do apelido. Josevandro é flanelinha da Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus. A novidade é que “Cavalo” nas horas vagas chama a atenção de todos que passam ao usar um megafone ao ficar como um locutor animador. Por ser muito querido pelos comerciantes da Praça a reportagem da Voz da Bahia decidiu entrevista-lo. O guardador de automóveis diz residir no Alto Santo Antônio, informou que começou a trabalhar para cuidar da família, “já tenho quase 10 anos aqui, alguns motoristas de vans, na época, estacionava no local, desde lá eu ficava usando um cone de sinalização para chamar a atenção. A partir daí comecei a falar meu apelido ‘Cavalo.com’ e as pessoas começaram a me chamar de FM, sendo assim juntei e criei o Cavalo FM”, destacou. O flanelinha contou também que gosta mesmo é de animar as pessoas que passam, agradecendo pela gentileza dos amigos.

  1. Fotos: Voz da Bahia

Revelações: Josevandro relatou que tem quatro filhos e uma esposa e que seu trabalho não é fácil, "realizo meus afazeres tranquilamente, sem fazer mal algum, porém sofro algumas humilhações, existe motoristas que ao invés de entregarem a gorjeta em minha mão eles jogam o dinheiro no chão para pegar”, desabafou. A respeito das flanelinhas da cidade, que usam drogas, como já foi divulgado nos meios de comunicação, “Cavalo” afirmou que já tentou conversar com alguns, mas os mesmos não se importam e dispensam ajuda. “É evidente que eles usam drogas muitas vezes aqui na praça, mas para combater isso, acho que até o próprio órgão responsável da cidade não consegue”, comentou. Por mês, o guardador revelou que consegue arrecadar cerca de R$ 600 reais. Finalizando a entrevista, ele salientou que em 2007 sofreu um trauma trágico e perdeu o movimento de uma das mãos, porém não é aposentado por invalidez, consequência disso não recebe nenhum benefício do INSS, apesar de já ter tentado diante do órgão. “Queria muito que um advogado me ajudasse a me aposentar, pois é complicado pra eu trabalhar dessa forma. O perito sabe que eu tenho deficiência e que não tem mais cura, mas não resolve meu problema, então peço ajuda”, encerrou.

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
5 comentários
13
Ago
GVT é autuada por pane no serviço em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 16:49h

A GVT foi autuada pelo Procon-Ba nesta quarta-feira, 13, por má prestação no fornecimento do serviço de Internet em Salvador. Na tarde de terça-feira, 12, os usuários de Salvador e imediações enfrentaram queda na conexão da GVT por algumas horas e expressaram sua revolta nas redes sociais. A empresa se pronunciou sobre o caso, dizendo que o problema foi causado pelo rompimento de cabos de longa distância. De acordo com o Procon-Ba, a GVT tem até dez dias para apresentar sua defesa. Os clientes que desejarem, podem formalizar reclamação através da página do órgão na Secretaria da Justiça, do e-mail denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br, pelo Procon Fone (3116-0567), Whatsapp (9618-7320) ou Portal do Consumidor.

Um comentário
13
Ago
Casos de violência contra criança ou adolescente devem ser denunciados no Conselho Tutelar
Postado por: Anacley Souza / 14:44h

A prática de maus-tratos infelizmente ainda é uma realidade inegável vislumbrada no campo de atuação dos órgãos vinculados diretamente com a infância e juventude. Segundo informou Adriano Pimentel, presidente da entidade, em entrevista a Recôncavo FM, alguns pais e até mesmo parentes tem exagerado na educação, no intuito de coibir alguma prática da criança, chegando a castiga-la fisicamente, “muitas das vezes para castigar ou punir a criança e/ou adolescente os pais exageram e deixam marcas físicas”, revelou. O conselheiro destacou que todas as denúncias sobre violação do direito do menor deve ser feita junto ao Conselho Tutelar, salientando que sempre verifica se o fato é verdadeiro, pois o órgão também é vítima de trotes. Pimentel explicou ainda que quem tiver alguma denúncia a fazer em relação a maus tratos ou violação do direito da criança e adolescente no município deve entrar em contato com o telefone (75) 3632-4549 que funciona das 08 ás 17h de segunda a sexta-feira ou pelo número de celular (75) 8876 9423 que funciona 24h todos os dias, principalmente em finais de semana e feriados, “toda denúncia pode ser feita anonimamente, mas é necessário ser verdadeira e que seja informado endereço completo para que possamos nos dirigir até o local”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
13
Ago
Dr. Leonel anuncia aposentadoria e deixará cargo de médico legista no DPT de S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 13:38h

A falta de médico perito é um problema que aflige o DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus. Sobre o assunto, o coordenador do órgão, Dr. Ricardo Nery, em entrevista a Andaiá FM, informou que há quatro peritos médicos legais no município, que não é o número ideal, mas completa a escala de trabalho, visto que todo policial trabalha num regime de 44 horas por 72 horas de descanso. “Nos últimos meses não tivemos nenhum perito médico de férias, pois esse é um problema da falta ou então quando ele está acometido a alguma doença ou enfermidade”, disse. Ele contou que o concurso da polícia técnica já foi feito, o resultado está previsto para o final de agosto e a previsão é que até o ano que vem tudo esteja pronto para o ingresso de novos profissionais. Na oportunidade, Nery anunciou que um dos maiores ícones da Polícia Técnica em todo o Estado da Bahia, o Dr. José Leonel Cafezeiro Argolo, estará se aposentando e terá o último plantão amanhã, quinta-feira (14).

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
13
Ago
Plantão de emergências do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:54h

-Deu entrada na emergência do Hospital Regional Valdemir Souza dos Santos, 32 anos, residente no Bairro São Paulo após sofrer acidente automobilístico. Com várias escoriações a vitima recebeu atendimento médico e se encontra internado em observação.

- Edmundo de Jesus Santos, 29 anos, residente na localidade rural da baixa do Morro em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do Hospital Regional com hematomas e escoriações após se envolver em um acidente de moto. A vítima permanece internada em observação.

Comente agora
13
Ago
Conceição do Almeida: Túmulos abertos e matagal toma conta de Cemitério da localidade Fazenda Lopes
Postado por: Anacley Souza / 10:50h

Em contato com a Recôncavo FM, moradores da Fazenda Lopes localidade rural da cidade de Conceição do Almeida, informaram sobre a situação caótica em que se encontra o Cemitério público local. Segundo informou o denunciante, ao realizar uma costumeira visita ao túmulo de um ente querido ficou indignado com a situação em que se encontrava o local e pede providências a administração pública daquele município, “os jazigos estão com as tampas abertas e pode provocar acidente em pessoas que constantemente visitam ou vão limpar as lápides. Eu mesmo quase caio em uma cova. O mato já encobre toda a área e está difícil a visualização”, relata. O cidadão pede que a prefeitura municipal ou até mesmo a administração do Cemitério realize a limpeza local.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Ago
S. A. de Jesus: Galpão da feira livre está sem manutenção e telhado pode desabar, revela cidadão
Postado por: Anacley Souza / 10:25h

Em contato com a Andaiá FM, o cidadão de prenome ‘Chá’, falou a respeito da falta de infraestrutura nos galpões da feira livre em Santo Antônio de Jesus. Segundo ele, sem manutenção adequada, o telhado do galpão de vísceras corre risco de desabamento, “pela altura e peso da estrutura, se desabar em dias de movimento pode matar ou ferir gravemente qualquer pessoa. Estou pedindo atenção do secretário de agricultura que é responsável pela área que tome providências diante deste fato antes que algo pior venha acontecer. A feira livre precisa de maior atenção dos poderes públicos”, relata.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Ago
S. A. de Jesus: Sindicato dos Comerciários convoca entidades e sociedade para debate do Plebiscito da Constituinte
Postado por: Anacley Souza / 09:06h

A diretoria do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus convida a sociedade e entidades empresariais e movimentos sindicalistas para participar debate o Plebiscito da Constituinte. O evento acontecerá nesta quarta-feira (13) a partir das 18h na sede do Sindicato dos Comerciários.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
12
Ago
S. A. de Jesus: Em vídeo, mototaxista desabafa contra forma de legalização das motos na SMTT. Assista
Postado por: Letícia Oliveira / 21:19h

A questão da regularização das motocicletas de Santo Antônio de Jesus está dando o que falar. A SMTT (Superintendência de Trânsito e Transporte) do município já informou que está realizando a operação Pente Fino, a fim de retirar todas as motos consideradas clandestinas por não estarem registradas no sistema do órgão. Dentre muitas reclamações sobre o assunto, o mototaxista Antônio Carlos Barbosa, conhecido como Totinho, que também é música e sindicalista divulgou um vídeo nas redes sociais contando uma situação que aconteceu com o mesmo. Demonstrando uma grande indignação, ele diz que alguns agentes chegaram à empresa em que trabalha e recolheram os seus documentos, mandando que comparecesse no órgão. “Ao chegar lá mandaram que eu pintasse a moto de verde para ficar legalizada e assim teria meu documento novamente”, frisou. Antônio explanou que esses trabalhadores compram suas motos e dividem em várias vezes para poderem trabalhar e ganhar o pão de cada dia, paga IPVA, tira habilitação e paga as parcelas em dia, mas ainda assim não podem trabalhar. O que está sendo reivindicado por Totinho é a exigência da SMTT, que, conforme ele, cobra mais de R$ 700,00 para liberar a moto apreendida ou R$ 1 mil para legaliza-la. Ele relatou: “Trabalhamos o dia inteiro para conseguir R$ 40,00 por dia e R$ 700 a R$ 800 por mês, então não temos como conseguir esse dinheiro num dia só”. O mototaxista disse não ser contra a legalização desse trabalho, mas sim da forma como é feita, pois, para ele, se a Prefeitura Municipal usasse apenas um adesivo identificando esses veículos seria menos prejudicial para a categoria.

Confira abaixo o desabafo do mototaxista revoltado com a SMTT em Santo Antônio de Jesus:

Reportagem Voz da Bahia - Letícia Oliveira

15 comentários
12
Ago
Leitor flagra motorista dirigindo Patrol na contramão no centro de S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:51h

Um fato inusitado chamou a atenção dos moradores de Santo Antônio de Jesus na manhã desta terça-feira (12), por volta das 8h30. Um internauta do Voz da Bahia flagrou um motorista dirigindo uma Patrol na contramão na Rua 7 de Setembro sentido a Praça Padre Mateus, no centro da cidade. “Por pouco não acontece um acidente, ficamos assustados ao ver um trator daquele tamanho andando no sentido contrário. Onde estão guardas de trânsito que não coibiu uma ação desse tipo?”, questiona a leitora. Vale lembrar, que há muito tempo o tráfego foi modificado naquele local. Será que o condutor não tinha informações que era proibido transitar naquela avenida, ou ele era um tremendo ‘cara de pau’, já pensou se ocorresse um acidente? Afinal, perguntar não ofende?

Reportagem e Foto: leitor do Voz da Bahia

  1. Patrol na contramão na Rua 7 de Setembro
Comente agora
12
Ago
Salvador: Passarela do Iguatemi receberá câmeras; outras 17 serão recuperadas
Postado por: Letícia Oliveira / 15:31h

O programa de recuperação das 18 passarelas em Salvador, será realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), e terá um investimento de R$ 6,4 milhões. O projeto realizado pela Prefeitura, através da Desal, diagnosticou que as 32 passarelas que atendiam aos pedestres no ano passado nenhuma havia sido contemplada por manutenção preventiva desde sua implantação. Como prioritárias foram identificadas as passarelas da Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), na altura da concessionária Revisa, da Avenida ACM, nas imediações do Detran-BA, e a do Chame-Chame. Por esse motivo, o prefeito ACM Neto assinou em julho ordem de serviço para início imediato para recuperação desses equipamentos. As intervenções na passarela do Iguatemi tiveram de ser antecipadas devido à ação de vândalos, que provocaram problemas na estrutura dos pisos, comprometendo a segurança de pedestres.

Comente agora
12
Ago
S. A. de Jesus: Mototaxista reclama de exigência da SMTT para que motos sejam pintadas
Postado por: Letícia Oliveira / 15:23h

O cidadão identificado por Eliomar, residente na Urbis IV em Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a Recôncavo FM para fazer uma reclamação. O senhor, que é mototaxista cadastrado na SMTT, informou que comprou uma nova motocicleta, foi até a Superintendência, a fim de recadastrar o veículo, porém o atendente disse que não aceita a plotagem feita, alegando que o órgão só quer motos pintadas. “Muitos táxis do município são de cores diferentes e envelopados. O DETRAN disse que aceita o envelopamento da moto, apenas é preciso levar o documento, porém a SMTT não aceita moto envelopada”, destacou. Na oportunidade, ele questionou o motivo pelo qual essa cobrança é feita, já que a única diferença é que não é pintada como as outras.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
12
Ago
Motoristas de transporte escolar param atividades em Stº. Antº. de Jesus por falta de aumento de salário
Postado por: Anacley Souza / 13:33h

Segundo informações de uma cidadã que preferiu não ter sua identidade revelada, os ônibus escolares estão há dois dias sem trafegar na localidade rural do Cruzeiro do Riachão em Santo Antônio de Jesus. A cidadã, que é mãe de um aluno, informou em entrevista a Recôncavo FM, que por conta dos salários atrasados, os motoristas deixaram de fazer o transporte naquela região. A comunidade pede providências diante da Secretaria de Educação do município e alegam que os estudantes estão perdendo um período importante na escola. De acordo com um dos motoristas de prenome Manoel, no centro da cidade a situação não é diferente, já que os ônibus estão parados e não carregaram os alunos nesta terça (12). Ele informou que a prefeitura disse que daria o aumento, porém até o momento o prometido não foi cumprido. “Tivemos várias reuniões com os representantes, mas não nos deram resposta”, disse, acrescentando que há nove anos a categoria não recebe aumento. 

Redação Voz da Bahia- Anacley Souza

2 comentários
12
Ago
Stº. Antº. de Jesus: SAMU deixa de atender idosa por falta de ambulância, relata cidadã
Postado por: Letícia Oliveira / 11:18h

A falta de ambulâncias no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo Antônio de Jesus tem gerado algumas reclamações. A reportagem do Portal Voz da Bahia foi procurada na manhã desta terça-feira (12), pela jovem Tairine Ferreira, residente no Bairro São Paulo, que se mostrou indignada com a situação. De acordo com ela, sua avó Jardelina Silva, 87 anos, passou mal na manhã de ontem (11), pelo fato da sua glicose estar muito alta, porém ao ligar para o SAMU foi informada de que não tinha ambulância. “Fomos procurar um vizinho que levou ela para o hospital, quando foi pela tarde ela passou mal novamente, ficamos desesperados e ao ligarmos para o SAMU recebemos a mesma informação de que não tinha ambulância”, destacou. Tairine relatou que a equipe da Unidade de Saúde da Família do bairro esteve na casa da sua avó hoje e constataram que a glicose da mesma estava em 477, sendo assim pediram que a família entrasse em contato com o serviço para que a mesma fosse levada novamente ao hospital. “Ao ligarmos hoje de novo, o atendente disse que não tinha ambulância ainda e que era pra dar o mesmo jeito que deu no dia anterior, para procurarmos o vizinho que levou ela. Ele me disse que ela não poderia ficar sem ir, tinha que levar de qualquer jeito, mas não tinha veículo na sede. Liguei várias vezes”, explicou, acrescentando que é um absurdo essa situação. 

Reportagem Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
12
Ago
Desabamento de ponte isola 200 famílias em comunidade na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:02h

Cerca de 200 famílias do povoado Rio de Pedras, distante 75 km de Barreiras, no oeste da Bahia, estão isoladas após a queda de uma ponte que dá acesso à comunidade. A estrutura desabou no sábado (9), quando um caminhão transportando 15 toneladas de milho passava pelo local. "A nossa comunidade depende dessa ponte para os alunos irem à escola, para quem vem de van, de ônibus [buscá-los]. A gente já vinha com muita preocupação com essa ponte porque ela é um trajeto muito importante, não só para nós, como para os fazendeiros transportarem os grãos", conta a dona de casa Elisnade Pereira. "Essa ponte dá acesso à Roda Velha, São Desidério, Barreiras. Passa bastante veículo aqui", relata Rosalvo da Silva, operador de máquina. Por conta da situação, os moradores improvisaram um caminho de madeira para andar sobre a ponte. No entanto, só é possível passar a pé. As pessoas que precisam fazer o transporte da produção agrícola, ou ir de carro para cidades da região, precisam fazer um desvio. A Prefeitura de Barreiras informou que irá construir uma ponte de concreto no local, mas não há previsão para que obra seja iniciada. (G1/ Bahia)

Comente agora
12
Ago
Plantão das ocorrências registradas no HRSAJ durante as últimas 24h
Postado por: Anacley Souza / 10:09h

- Sandro de Jesus dos Santos, 32 anos, residente na Rua Sinval Martins em Santo Antônio de Jesus, deu entrada na emergência do HRSAJ, após sofrer acidente automobilístico. Com diversas escoriações pelo corpo, a vítima foi atendida primeiramente por prepostos do SAMU e encaminhada para unidade hospitalar onde permanece em observação.

- Laís Conceição Brandão, 21 anos, e Edson dos Santos, 20 anos, ambos residentes na localidade rural do Coqueiro, município de Maragojipe, deram entrada na emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, após serem vítimas de atropelamento naquela cidade. Não há informações sobre a identidade do condutor ou identificação do veículo. As vítimas que sofreram diversas escoriações e contusões estão internadas em observação.

 

Comente agora
12
Ago
Avenidas de Stº. Antº. de Jesus poderão receber fotossensores para diminuir irregularidades no trânsito
Postado por: Anacley Souza / 10:05h

Trabalhos de sinalização horizontal e vertical na cidade de Santo Antônio de Jesus retornarão após as chuvas, foi o que informou o Superintendente de trânsito do município, Luciano Moura. De acordo com Cuiuba, como é conhecido, devido ao grande volume de chuvas que assolou a região nos últimos dias, os trabalhos foram suspensos e equipes foram enviadas a cidade de Salvador para o acompanhamento da confecção das placas de sinalização, “são mil e seiscentas placas que serão instaladas neste primeiro momento. Na próxima semana a empresa contratada retorna com esse material e maquinário para dar prosseguimento aos trabalhos”, afirmou.

Dispensa de pessoal: Em relação ao remanejamento de pessoal, o Superintendente ressaltou que alguns profissionais pediram dispensa do serviço e os servidores que estavam em cadastro reserva foram remanejados do quadro, “eles não foram dispensados por falta de capacitação, apenas pediram dispensa do cargo e com isso tivemos que remanejar todo o nosso pessoal para que o trânsito não sentisse a falta destes profissionais”, revelou.

Redutores de velocidade e fotossensores: Para garantir melhor qualidade no trânsito e evitar que alguns motoristas ultrapassem a velocidade ou sinal vermelho os fotossensores poderão ser instalados no centro da cidade. Para Moura, que esteve visitando a cidade de Cruz das Almas, a medida tem surtindo efeito naquele município e houve uma significativa redução de abusos no trânsito, “fizemos um estudo e identificamos que várias avenidas tem necessidade do uso desse equipamento. Uma licitação está sendo aberta para a contratação do serviço”, completou.

 Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Um comentário
12
Ago
Vitória da Conquista: Nível de água de barragem atinge 56%: 'abaixo da média'
Postado por: Anacley Souza / 09:54h

Os moradores de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, devem ficar atentos para o consumo de água na cidade. Apesar da Embasa descartar a possibilidade de um racionamento, a principal barragem que abastece a cidade está com apenas pouco mais da metade da capacidade. Em 2013, os moradores enfrentaram racionamento de água. A barragem de Água Fria II, que abastece Vitória da Conquista, está com apenas 56% da capacidade. No mês de junho, choveu 30 mm, em julho, pouco mais de 20 mm, o que significa que até agora só choveu 1/3 do que é esperado para todo o ano. Segundo o geógrafo Rosalve Lucas, a previsão é que as chuvas fortes só cheguem em outubro. “Outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Normalmente chove aproximadamente 70% da média do ano. Mesmo chovendo a partir de outubro, vai ficar abaixo da média esperada”. A evaporação, mesmo no inverno, também contribui para a redução do nível da barragem. “Os açudes, rios e lagoas perdem água para evaporação independentemente se tem chuva ou sol, porque o vento quando toca a superfície da água vai levando partículas”. Segundo a Embasa, se não fosse a adutora do rio Catulé, a barragem de Água Fria II estaria praticamente vazia. Cerca de 60% da água que é consumida em Vitória da Conquista sai da barragem, mas os outros 40% são do rio Catulé. A adutora do Catulé recomeçou a funcionar plenamente em abril deste ano. A medida emergencial foi implantada para o fornecimento de água no município e, com isso, a Embasa descarta a possibilidade de racionamento em Vitória da Conquista. Porém, apesar de não precisar racionar, a população deve continuar economizando. “Tem que manter a economia nas casas para evitar o desperdício de água. Essa água é muito cara para nós. A Embasa tem quatro reservatórios de água do Catulé para cá. Então, a energia é muito cara. Tem que economizar sempre”, alerta o gerente da Embasa, Álvaro Aguiar. (G1 Bahia)

Comente agora
11
Ago
Salvador: Inauguração da orla da Barra terá show de nomes de peso da música
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:33h

A orla da Barra será inaugurada em um grande evento de dois dias realizado pela prefeitura de Salvador a partir do próximo dia 22, após quase um ano do início das obras. A programação da festa conta com apresentações teatrais e musicais, feiras de gastronomia e artesanato e até mesmo uma roda gigante de 20m. “Foi uma obra intensa, complexa, com 100% dos recursos municipais e, após a inauguração da parte física, é necessário iniciarmos o trabalho de conscientização e preservação do espaço”, afirmou ACM Neto nesta segunda-feira (11). O ponto alto da festa de inauguração do espaço será o show "Todos Cantam SSA", com programação artística do músico Ivan Huol e do diretor teatral Gil Vicente em um palco de 14m no Farol da Barra, que reunirá Vânia Abreu, Baby do Brasil, Márcia Short, Fafá de Belém, Mariene de Castro, Antônio Carlos e Jocafi, Armandinho e Gerônimo. A prefeitura fez um levantamento de um conjunto de imóveis que poderão ser desapropriados por má conservação ou com arquitetura incompatível com a nova orla da Barra. “Os imóveis só serão desapropriados caso tenham um destino definido. A lógica é a mesma da obra realizada na Barra, que promove não apenas uma nova infraestrutura, mas também traz uma transformação econômica e cultural para a cidade”, afirmou ACM Neto. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, a programação foi idealizada levando em consideração eventos de baixo impacto de multidão. “O curioso é que, na exposição de fotos antigas, vimos que o que a prefeitura estará entregando no dia 22 é moderno, mas também com resgate de elementos que já pertenceram à Barra e que davam um charme especial ao bairro”, sugeriu.

Comente agora
11
Ago
Como economizar lavando o carro em casa sem usar água
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:51h

Com um líquido em spray e panos descartáveis ou de microfibra é possível limpar o carro sem uma gota d’água. Se a intenção é economizar água - e dinheiro - existe uma forma de fazer a lavagem em casa, com os produtos a seco que tiram a sujeira sem danificar a lataria do veículo. Isso evita o consumo de até 600 litros de água, no caso das lavagens domésticas com a mangueira. Os kits a seco com o líquido que remove o pó, borrifador e panos próprios para a limpeza são vendidos em lojas especializadas ou pela internet. Os preços variam de acordo com os itens do pacote, mas é possível encontrar um kit básico - vidro com 500 ml, borrifador e panos - a partir de R$ 50. Meio litro do produto pode ser usado na limpeza de três a quatro carros. Existem pacotes vendidos com líquido concentrado, que diluído pode ser usado por mais vezes. O segredo da lavagem a seco é o líquido que umedece o pó, absorvido por um pano descartável ou de microfibra, específicos para esse uso e que não riscam a pintura. A limpeza completa de um carro pequeno é simples e demora 45 minutos, em média. A aplicação correta do produto é o primeiro passo. Divida a limpeza por áreas do carro e aplique o líquido com um spray sem deixar falhas, de maneira uniforme, para aglutinar a poeira. 

Comente agora
11
Ago
Santo Antônio de Jesus: Mulher procura por ex-genro desaparecido há 2 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 16:36h

Uma mulher está à procura do seu ex-genro, que está desaparecido há dois anos. Joana Silva dos Santos, moradora do Alto Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus, disse, em entrevista a Recôncavo FM, que o pai da sua neta identificado como Valter de Jesus, conhecido como Galego ou Neném, sumiu sem deixar pistas de seu paradeiro. “A última vez que minha neta de 17 anos teve contato com o pai já tem dois anos”, disse, acrescentando que a jovem sente a saudade do pai e está sofrendo com esse desaparecimento. A mulher pede que Valter apareça ou dê alguma notícia de seu paradeiro para tirar a preocupação da cabeça da sua filha. “Quem souber qualquer informação, esteja ele vivo ou morto, precisamos saber. Nos preocupamos muito, por favor apareça”, destacou. A última notícia obtida pela família é que o homem estava na comunidade do Palma, zona rural do município, porém os moradores do local afirmam não ter mais notícia. Ainda conforme Joana, a garota já foi levada ao médico, onde foi constatado que a mesma sofre com a falta do pai, por isso é muito calada.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
11
Ago
Stº. Antº. de Jesus: Motorista reclama de multas excessivas no trânsito e superintendente responde
Postado por: Letícia Oliveira / 16:05h

O motorista identificado como Jefferson, residente no Cajueiro em Santo Antônio de Jesus usou os microfones da Andaiá FM para reclamar dos guardas de trânsito. De acordo com o cidadão, muitas estão sendo as multas cobradas no trânsito, sem necessidade. “São pessoas incapacitadas, que não têm o mínimo de capacidade de exercer a função. Se você pára o carro na praça já está sendo multado, sem advertência e sem saber o motivo”, disse. O denunciante cobrou explicações do órgão competente (SMTT) afirmando: “Estamos com um grupo com um abaixo assinado para ir em Salvador procurar emissora de TV para reclamar e procurar as providências com o Estado da Bahia”.

Resposta da SMTT: Ouvindo a entrevista do cidadão, o Superintendente de trânsito da cidade, Luciano Moura, conhecido como Cuiuba, respondeu as reclamações. Ele informou que o motorista não tem dados, nem número para dizer que os agentes multam aleatoriamente sem motivos, “se ele quiser ir na Superintendência de Trânsito e Transporte conversar comigo na superintendência, poderemos conversar com ele civilizadamente para mostrarmos a ele e questionar ao nosso agente quais os motivos dessa multa”, completou. Segundo ele, o Código de Trânsito ordena que os casos de desobediência no trânsito são multados, citando como exemplo, os condutores que estacionam em lugares proibidos em vários pontos da cidade. Na oportunidade, Cuiuba ressaltou que desde quando assumiu a SMTT tem dados comprovados em documentos de que a sua equipe tem feito um excelente trabalho no município.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
11
Ago
Operários de obra em Stº. Antº. de Jesus paralisam atividades por falta de pagamento
Postado por: Letícia Oliveira / 15:15h

Os operários da Construtora Espaço R2, responsável pela construção de um prédio próximo ao Clube dos 100, estão reclamando de atraso no pagamento dos salários. Em entrevista a Andaiá FM, os trabalhadores, que paralisaram suas atividades nesta segunda-feira (11), informaram que nem o INSS e FGTS foram depositados e o responsável pela empresa apenas enrola afirmando que depositará o dinheiro, mas nunca acontece o que é dito. “Já tem 11 dias de atraso no salário, nem a nossa cesta básica estamos recebendo. Só prometem pagamento e nossos direitos, mas só enrolam e nada recebemos”, disseram, acrescentando que a obra ficará parada até o dinheiro estar na conta dos funcionários. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
11
Ago
Secretário responde as críticas sobre os buracos em S. A. de Jesus: "Com as chuvas tudo vai para as cucuias”
Postado por: Anacley Souza / 15:05h

Após várias reclamações sobre os inúmeros buracos e a falta de infraestrutura nas ruas da cidade de Santo Antônio de Jesus, o secretario de infraestrutura do município, Domingos Matos concedeu entrevista a Andaiá FM e falou sobre o assunto. Segundo o entrevistado, a deterioração da pavimentação na cidade se dá por conta das chuvas que caíram sobre a região não só neste inverno como também na época de verão. Ainda de acordo Matos, a empresa responsável pela manutenção e reformas está com o contrato vencido e assegura que um processo licitatório para a contratação de novas empresas está sendo expedido junto à administração pública. O secretário informou ainda que projetos de pavimentação que serão executados com as obras nas Avenidas Juracy Magalhães e Expedicionário só poderão ser feitas após obras da Embasa nas localidades, “nestas duas regiões a Embasa informou que tubulações antigas serão trocadas. Já tivemos uma reunião com a gerência regional do órgão e já temos garantias de que logo a rede será substituída”, garante.

Um comentário
11
Ago
S. A. de Jesus: Gerente da Embasa fala sobre substituição da rede e trabalhos de manutenção na cidade
Postado por: Anacley Souza / 14:58h

A Embasa irá iniciar o processo de substituição da rede de abastecimento em algumas ruas da cidade de Santo Antônio de Jesus, foi o que informou o gerente regional do órgão, Gildeone Almeida em entrevista, na manhã desta segunda-feira. Segundo informou o entrevistado, uma das vias está localizada na Rua do Expedicionário, mais conhecida como ‘Pau-Preto’, “serão mais de 4 km na Rua do Expedicionário. Como existe a necessidade urgente por parte de prefeitura fazer aquela pavimentação, a Embasa vai adiantar essa rua com recursos próprios, então já estamos mobilizando todo o material que está chegando de Salvador e tão logo a obra será iniciada”, informou. Ainda de acordo Almeida, para que as obras aconteçam realmente são necessária autorização da Secretaria de Infraestrutura juntamente com a prefeitura municipal. Em relação às manutenções realizadas pelo órgão, o gerente informou que após a realização de trabalhos pela Embasa, são feitos trabalhos imediatos da recuperação da pavimentação e ressalta que muitas das vezes a recuperação não é feita por conta das chuvas, “estamos sempre fiscalizando para deixar tudo na mais perfeita ordem, mesmo porque é uma empresa terceirizada, contratada para que as recuperações sejam feitas e quando não é satisfatória a pavimentação mandamos refazer”, completa.

  1. Redação Voz da Bahia- Anacley Souza
Comente agora
11
Ago
Diretor da 4ª Dires garante que medicamento de santoantoniense já está chegando na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 14:36h

Foi divulgado em primeira mão no Portal Voz da Bahia o problema enfrentado por Rosângela dos Santos Quadros, residente em Santo Antônio de Jesus, portadora do câncer chamado Linfoma de Hodgkin*, subtipo esclerose nodular, estadeada como II BX. A jovem divulgou nas redes sociais a demora no recebimento de uma medicação de alto custo chamada de Bretuximabe Vedotin e criticou o Governo do Estado, alegando que recebeu a primeira dose em maio de 2014, porém em junho quando esteve no hospital para receber a segunda dose, que faz parte do seu tratamento, a medicação ainda não estava disponível. Nesta segunda-feira (11), o Diretor da 4ª Dires, Dr. Everaldo Ferreira Junior, esteve na RBR e deu uma resposta à espera da Santoantoniense. Segundo ele, o órgão tem o PROMEX (Programa de Medicamentos Excepcionais), que serve para dar oportunidade aos pacientes, que precisam de medicamentos de uso contínuo e de valores altos, “quando começamos em 2013, tinha em torno de mil pessoas cadastradas e dobramos as pessoas que têm oportunidade no recebimento desses remédios. São pacientes renais crônicos, com mal de Alzheimer, catarata e outras doenças raras”, completou. O coordenador da Dires informou ainda que existe um processo para que as pessoas recebam esse medicamento, que é a necessidade de um relatório médico, para que esse processo seja deferido pelo Estado da Bahia (SESAB).

Rosângela Quadros/Foto: Arquivo Pessoal

4 comentários
10
Ago
Família de Coité possui um verdadeiro time de futebol
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:16h

Família em Coité, composta por 12 filhos, com a letra R, e muitas vezes é até alvo de brincadeiras quanto a relação com um time de futebol. A história do casal Irineu Cruz de Jesus e Jucileide Peixoto da Silva, é no mínimo curiosa, simplesmente pelo fato do número de filhos ser correspondente a um número de jogadores de time de futebol, com direito a um reserva. O pai batizou com o nome de todos começando com a letra R: Robson, Reinan, Rauan,Rubem, Rivaldo, Ruan, Ramon, Rincon, Riquelme, Ramirez, Railson e Rafael. A mãe dos meninos disse que decidiu parar por aí e está providenciando a ligadura das trompas. A parte boa é que as crianças, de acordo com os pais, são comportados e estão todos estudando ou na creche.(Ibahia)

Comente agora
10
Ago
S. A. de Jesus: Sem medicação nos postos, mulher faz denuncia que secretaria pede para ela fazer cotação de medicamentos
Postado por: Anacley Souza / 00:18h

Em contato com a rádio Andaiá FM uma cidadã de prenome Sâmila, residente no Bairro do São Benedito, falou a respeito da falta de medicamento e suplementos oferecidos pela Secretaria de Saúde do município de Santo Antônio de Jesus. Segundo informou a denunciante, sua filha sofre de restrição alimentar e por esse motivo necessita fazer uso de um leite especial que é distribuído gratuitamente pelo município. No entanto, ao se dirigir a Central de distribuição do município, a mesma foi informada de que o suplemento estaria em falta e que era necessário fazer uma cotação para que o medicamento fosse entregue, “eles querem que eu, uma cidadã que não trabalho para a prefeitura nem para a secretaria, faça a cotação para que o leite fosse entregue”, relata. Ainda de acordo com a denunciante, o suplemento é vendido nas farmácias e tem um valor muito elevado e que vem fazendo uso de placebo para poder alimentar sua criança, “não sei mais o que fazer já que o órgão competente não me dá uma posição de quando o leite estará sendo entregue. Para alimentar minha filha tenho feito uso de água e farinha láctea sem lactose. Não tenho condição de comprar o leite em uma farmácia por ser muito caro”, complementa. A cidadã pede para que a secretaria de saúde do município viabilize esta situação para que o suplemento alimentar esteja sendo entregue o quanto antes.

  1.  Redação Voz da Bahia - Anacley Souza
2 comentários
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com