As comentadas


Boa noite , Quarta-feira, 05/08/2015








Enquete



Reflita

Blog

Cidades

26
Jul
Construção de BA que liga norte e sul está em fase de licitação do projeto, diz secretário
Postado por: Samile Macedo / 10:53h

A construção da BA-001, que liga Belmonte a Canavieiras, está em fase de licitação do projeto ambiental. De acordo com a coluna Tempo Presente deste domingo (26), o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti confirmou o andamento da obra, que precisa de estudo ambiental por se concentrar em área litorânea virgem. A rodovia deve ligar norte e sul do estado. (BN)

Comente agora
25
Jul
Músicos acampam em frente à casa de prefeita de Prado para cobrar pagamento de festas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:23h

Músicos que se apresentaram durante o réveillon e o carnaval da cidade de Prado, e não receberam o pagamento da prefeitura, estão acampados em frente à casa da prefeita da cidade, Mayra Brito (PP). De acordo com o site Teixeira News, eles prometem permanecer no local até que as pendências sejam quitadas. Ninguém apareceu para negociar com os músicos e eles prometem um “pagodão” durante esse sábado (25), como forma de chamar a atenção da população. Moradores solidários com a causa dos manifestantes estão oferecendo alimentação e água. (BN)

Comente agora
25
Jul
Com pista deteriorada, Governo federal assume BR-430
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:21h

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, assinou nesta sexta-feira (23) o termo de transferência da BR-430 para o governo federal. A via, que tem 150 quilômetros, interliga os municípios de Caetité, Igaporã, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa, de acordo com o A Tarde. A situação da pista é considerada grave e ela foi passada para o governo federal segundo sugestão do deputado federal José Rocha. O governo prometeu recuperá-la.

Comente agora
25
Jul
Nova sede do CREAS será inaugurada em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Samile Macedo / 11:16h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus Humberto Leite, e a secretaria de Assistência Social Francineia Silva visitaram na última quarta feira as instalações do novo Centro de Referência a Assistência Social- CREAS. A nova sede fica localizada no bairro Urbis I e já está com 100% da obra concluída. A cerimônia de inauguração será na próxima quarta feira, (29), a partir das 17:30hs. A secretaria de Assistência Social tem como objetivo equipar e estruturar a unidade para oferecer melhores condições de atendimento para a população. A secretária ressaltou o papel do CREAS na cidade. “O CREAS é um instrumento da Secretaria de Assistência Social para acolher as crianças ou as famílias que sofreram algum tipo de violência ou tiveram algum tipo de direito cerceado. É importante termos um espaço acolhedor, com profissionais altamente capacitados”. O CREAS contará com equipe de assistentes sociais, psicólogas e pedagogas realizando serviços não apenas para a comunidade do bairro Urbis I, mais para toda a população. (ASCOM)

Comente agora
25
Jul
Secretaria de Assistência Social realizou mutirão de limpeza na Praça da Urbis 1 em S. A. de Jesus
Postado por: Ionara Peixoto / 00:45h

A secretaria de Assistência Social realizou na tarde de quarta-feira (23) um mutirão de limpeza na Praça do Conjunto Habitacional (Urbis I) em prol de melhorias para o Bairro. A secretária de Assistência social Francineia Silva, em entrevista para uma rádio local destacou que essas ações são realizadas em conjunto com varias setores do município, inclusive ressaltou que a própria equipe do gabinete do prefeito também deu sua parcela de contribuição. Francineia explicou que essa foi realizada por motivação do próprio prefeito que solicitou que as demais secretarias dessem apoio para Infraestrutura. “Isso é uma questão social, entendemos que é dever da comunidade zelar pelas praças do seu Bairro, mas também é um dever do poder público manter bonita a infraestrutura dos espaços públicos”, disse. Silva também ressaltou que esse projeto está sendo iniciado na Praça da Urbis I, mas se ampliará para outras áreas da cidade. “Estamos pintando todos os bancos, tirando o lixo e podando as árvores,” comentou De acordo com informações da mesma, para a conservação destes espaços, a prefeitura estará organizando em parceria com a Secretaria de Saúde para uma grande campanha da dengue, Chikungunya, e Zica com foco nesses locais. Aproveitando o ensejo a secretária convidou toda a população para dia 29 de julho (quarta-feira) participar da inauguração de um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) implantado próximo ao Centro Unificado de Esportes (CEU).

  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia

  1. Secretária de Ação Social com a "mão na massa" na Urbis 1
8 comentários
24
Jul
Ex-prefeito de Tucano declara apoio ao pré-candidato a prefeito, Dr. Sérgio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:58h

José Rubens Arruda (Rubinho), ex-prefeito de Tucano, município da região do Sisal, mencionou o agricultor e advogado Luiz Sérgio Arantes, popularmente conhecido como Dr. Sérgio, como seu pré-candidato a prefeito de Tucano no pleito de 2016. A menção ocorreu em uma entrevista concedida à rádio Cruzeiro FM, na manhã desta sexta-feira (24). Em sua fala, o ex-prefeito ainda citou que hoje o grupo é liderado pelo pré-candidato que, segundo ele, tem ajudado muitas pessoas do município. “As pessoas têm que saber que eu estou com Dr. Sérgio. Já falei que se eu não votar com ele a desonra seria minha. Dr. Sérgio não será candidato se não quiser”, afirmou o ex-prefeito. Na sequência, Rubinho disse que procurou o ex-deputado Gildásio Penedo Filho e a vereadora Luciene Anicácio (Branca) antes de anunciar oficialmente sua posição. O socialista disse gostar de desafios. Em outras entrevistas, a vereadora Branca já havia deixado a incerteza sobre o seu futuro político.

Comente agora
24
Jul
Mulher com problemas mentais é flagrada caminhando sem roupas pelas ruas de S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:06h

Uma mulher foi flagrada andando, completamente nua, por volta das 13h desta sexta-feira (24) pelas ruas de Santo Antônio de Jesus. O caso chamou a atenção das pessoas que não entendia o que estava acontecendo. Segundo informações de um representanhte do Centro de Referência a assistencia Social (CRAS), a mulher sofre de problemas mentais e aproveitou um momento de distração da mãe para sair nua pelas ruas da cidade. Outro fato como este foi registrado em março deste ano, quando uma mulher aparece completamente sem roupa andando nas ruas da cidade de  Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

O fato chamou  a atenção de curiosos (Foto: Leitor do Voz da Bahia)

Um comentário
24
Jul
Capital: Manifestantes fecham Av. Paralela e congestionamento chega a Pituaçu
Postado por: Anacley Souza / 18:31h

Um grupo de manifestantes ateou fogo em objetos no final da tarde desta sexta-feira (24), na Av. Paralela, na altura do Bairro da Paz. De acordo com a Centel, o protesto começou com 20 pessoas, por volta das 16h40. A motivação do ato ainda não foi identificado. Por causa disso, o trânsito está complicado no sentido aeroporto e o congestionamento já chega às imediações do Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), segundo informado pelo A Tarde Online. Três guarnições da 82ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/CAB) estão no local negociando com os manifestantes, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas. (Bahia Notícias)

Comente agora
24
Jul
Prefeito de cidade gaúcha diz ser Hitler
Postado por: Anacley Souza / 18:08h

O prefeito de Restinga Seca, Mauro Schunke (PDT), disse em uma sessão do Legislativo, quando discutia a remoção momentânea de crianças de duas creches que enfrentam problemas de infiltração: “Só diz para elas que é o Hitler, que eu sou Hitler”. A sessão do Legislativo ocorria na comunidade de Boqueirão da Estiva, zona rural de Restinga Seca, no Rio Grande do Sul. A fala do prefeito foi registrada em áudio e divulgada nas redes sociais. Na verdade, Schunke queria remover as crianças das creches, mas professoras, tratadas como “elas” na frase transcrita, reuniram-se para pedir outra providência, e não a simples remoção. Segundo o Zero Hora, o prefeito disse que a declaração foi uma forma de responder ironicamente a quem o chama de autoritário. “Não dei a conotação deste ditador. Eu falei na hora: então, é o Hitler. Pode chamar de Hitler. Falei assim, neste sentido. Isto é coisa de oposição. Já que ela não me pega em questões de honestidade, tentam agora me desmoralizar com baixarias. Eu jamais deixaria as crianças correndo perigo”, justificou. No fim, os estudantes de uma das creches foram transferidos momentaneamente para uma escola que está em recesso. Na outra creche, onde há apenas uma sala com o problema, as crianças somente foram retiradas. (Band News)

Comente agora
24
Jul
Confira as principais reclamações de S. A. de Jesus e região nesta sexta-feira (24)
Postado por: Samile Macedo / 13:19h

Santo Antônio de Jesus:

-Comerciantes da Feira Livre pedem iluminação nos galpões e conserto das pingueiras no telhado.

-Cidadãos da Praça Silvestre Evangelista reclamam da falta do replantio da grama no jardim e pedem providências as secretaria competentes do município.

-Caminhão abandonado há dois anos na Rua H do Loteamento Grande Vale causa transtornos aos moradores por causa dos ratos e insetos.

-Condutores reclamam que flanelinhas estão coagindo os motoristas na área da Feira Livre.

-Moradores do povoado de Mina do Sapé dizem que telhado do Posto de Saúde está cheio de pingueiras e mato.

-Senhora foi assaltada na Avenida Jurascy Magalhães em Santo Antônio de Jesus.

-Buracos incomodam na entrada do Polo Industrial e Loteamento Sales.

-Cidadãos do Rio da Dona estão sem água há um mês.

-Funcionários do PST reclamam da falta de salários há dois meses.

Muniz Ferreira:

-Moradores do Onha denunciam venda e aluguel dos imóveis do Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
24
Jul
Banhistas devem evitar 22 praias em Salvador e Lauro no fim de semana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:57h

De 37 praias em Salvador e em Lauro de Freitas, 22 estão impróprias para o banho, segundo o levantamento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que divulga o balanço semanal. Confira a relação abaixo. O levantamento é feito com base em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que considera imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentam resultados superiores a 1.000 coliformes fecais, 800 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. Com isso, o Inema chama atenção para que os banhistas evitem as seguintes praias: a praia de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Bogari (em frente ao Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Marina Contorno (entre a Marina e o restaurante do Amado), Santa Maria (em frente ao Hospital Espanhol), Farol da Barra (em frente à Rua Dias D’Ávila e em frente à Rua Alfredo Magalhães), Ondina (em frente à Rua Ademar de Barros e próximo ao Morro da Sereia, em frente ao Ed. Maria José), Rio Vermelho (em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão e em frente à Igreja N. S. Santana), Amaralina (em frente à Escola Cupertino de Lacerda e em frente ao Edifício Atlântico), Pituba (em frente à Rua Paraíba e atrás do antigo Clube Português ), Armação (em frente ao clube Inter Pass-Jardim de Alah), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas Patamares), Itapuã(em frente à Sereia de Itapoã) e Buraquinho (em frente à barraca de Praia Chalé). Em período de chuvas, essas praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, o que pode causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. (G1)

Comente agora
24
Jul
Salvador: Abastecimento é interrompido em Cajazeiras após vazamento de água
Postado por: Samile Macedo / 11:56h

O abastecimento de água nas localidades de Cajazeiras III, VI, VII e parte de Águas Claras foi interrompido temporariamente por causa do vazamento ocorrido no início da manhã desta sexta-feira (24), na Estrada do Matadouro. De acordo com a Embasa, a conclusão do serviço de manutenção emergencial está prevista para 12h. Segundo o órgão, não sentirão os efeitos da interrupção os imóveis que dispõem com reservação interna adequada para suprir sua demanda diária de consumo de água. Ainda não há detalhes sobre o que pode ter provocado o rompimento do trecho da rede de distribuição de água da região.

Vazamento - Um vazamento de água foi registrado na Estrada do Matadouro, que liga o bairro de Águas Claras ao de Cajazeiras V, em Salvador, no início da manhã desta sexta. A situação ocorreu na entrada de um posto de combustíveis. A força da água chegou a atingir ônibus e carros que passam pelo local. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o tráfego de veículos na região ficou lento. (G1)

Comente agora
24
Jul
Salvador: Homem infarta e morre no cinema do Bela Vista; ouvinte denuncia atendimento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:46h

Na noite da última quinta-feira (23), um homem de 39 anos infartou dentro de uma sala do cinema do shopping Bela Vista. De acordo com informações de um ouvinte da Metrópole que não quis se identificar e estava no local, o homem estava acompanhado de um amigo e começou a passar mal por volta das 20h. O ouvinte denunciou ao Metro1 que, após o atendimento médico do shopping ser acionado, apareceu apenas uma enfermeira sem equipamentos que colaborassem nos primeiros procedimentos, como o desfibrilador cardíaco. Uma unidade móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi solicitada, e o atendimento chegou a ser realizado, mas as tentativas de reanimá-lo não tiveram sucesso, e o homem faleceu por volta das 20h45m. Em nota, o Bela Vista afirmou que lamenta profundamente a fatalidade envolvendo o cliente Kazuo Fukutani. "Todas as medidas de segurança foram prestadas pelo corpo de bombeiros do shopping, que realizou ainda no local os primeiros socorros. Imediatamente o Samu foi acionado, chegando em vinte minutos. O Shopping Bela Vista informa que prestará a assistência necessária aos familiares do jovem".

Comente agora
24
Jul
SAJ: Taxistas alegam ser impedidos de trabalhar e presidente do sindicato confirma preferência aos veteranos
Postado por: Anacley Souza / 10:44h

Os novos taxistas da cidade de Santo Antônio de Jesus alegam não terem espaço para trabalhar no município e acusam os motoristas veteranos pela proibição. O caso foi encaminhado a Defensoria Pública para maiores averiguações. Em entrevista a uma emissora de Rádio o presidente do Sindicato dos Taxistas na cidade, Márcio dos Santos, informou que a acusação não procede e que todos os motoristas legalmente credenciados tem direito ao trabalho e espaço nos pontos de táxi espalhados por toda a cidade, porém confirmou que existem casos de prioridade, “todos tem espaço, no entanto os veteranos tem prioridade por terem fidelidade com seus clientes, muitos deles já fazem parte da família de seus clientes”, alegou. Segundo Santos, os novatos devem batalhar para conseguir seus próprios fregueses para não haver desavença, “a crise quando veio foi para todos, eles tem que aprender a conquistar sua clientela”, declara. Em relação ao processo instaurado na Defensoria, Márcio Santos disse que o Sindicato foi convidado para prestar esclarecimentos já que os taxistas discordam da medida tomada pelo sindicato, “estamos nos reunindo com a secretaria de trânsito e a Superintendência para delegar novos pontos para alocar estes novos motoristas”, afirmou. Para o presidente a medida estudada, de transito aberto para os taxistas, é preocupante e gerará disputas, “vai virar uma baderna. Existe uma lei municipal onde os pontos são fixos e motoristas credenciados, se ficar como querem o transito não será terra de ninguém”, completou.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
24
Jul
Chuva não atrapalha travessia Salvador-Mar Grande e operação segue normalmente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:32h

Mesmo com a forte chuva que atinge a capital baiana desde a noite de quinta-feira (23), as lanchas que fazem a travessia entre Salvador, Mar Grande e Morro de São Paulo continuam operando normalmente na manhã desta sexta (24). De acordo com a Associação de Transportadores Marítimos (Astramab), as condições de navegação são tranquilas e, por isso, a operação não sofreu mudanças. Os usuários da linha Salvador-Mar Grande estão sendo atendidos por oito embarcações, que saem de meia em meia hora dos terminais Náutico da Bahia, no Comércio, e no Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O embarque ocorre de forma imediata e o fluxo de passageiros é tranquilo. O último horário do dia saindo de Mar Grande será 18h30 e de Salvador, 20h. Para aqueles que vão deixar Salvador com destino ao Morro de São Paulo, o embarque também é tranquilo no Terminal Náutico. O primeiro catamarã zarpou às 8h30 e as próximas viagens vão ocorrer às 9h, 10h30, 13h e 14h30. As saídas de Morro de São Paulo acontecem às 9h, 9h30, 11h30, 12h30 e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2h20. As escunas do tradicional "Passeio às Ilhas" operam normalmente, mas as chuvas inibiram um pouco a procura do serviço pelos turistas. . O tour pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos inclui paradas em Ilha dos Frades e Itaparica, com retorno a Salvador às 17h30. A tarifa custa R$ 40.

Comente agora
24
Jul
Prado: Depois de 'invasão' de mariposas, escolas suspendem aulas por infestação de larvas
Postado por: Samile Macedo / 09:29h

Uma infestação de larvas fez com que uma escola suspendesse as aulas em Prado, extremo-sul do estado. O caso ocorreu na Escola municipal Perolina Mascarenhas, que teve as aulas canceladas por ter de passar por uma dedetização. Dois outros colégios também precisaram suspender as aulas por conta das larvas que são deixadas por mariposas que infestam a cidade desde o começo do mês. “Isso aí tomou uma proporção enorme, a ponto da gente realmente suspender as aulas e tomar as devidas providências, que foi chamar a vigilância sanitária”, disse a coordenadora pedagógica Mariscléia Couto ao G1. No combate das larvas, só a aplicação de inseticidas não é suficiente. Ao depositar os ovos, as mariposas também produzem uma espécie de teia que funciona como proteção. Essa teia tem de ser retirada para o produto produzir o efeito desejado. A secretaria de Meio Ambiente local informou que o controle das larvas deve levar alguns dias. (BN)

Comente agora
24
Jul
Programa de Aquisição de Alimentos do governo Federal será implantado em Varzedo
Postado por: Anacley Souza / 09:26h

Uma reunião que aconteceu na Sede do SEBRAE  resultou na implantação Projeto Federal de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Varzedo. O PAA foi criado pelo Governo Federal, em 2003, e possui duas finalidades básicas que é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar e atuar na compra de alimentos produzidos por ela, com dispensa de licitação. A infraestrutura de apoio à implantação do PAA e de outros programas federais baseados na compra de produtos da agricultura familiar vem sendo implantada, com sucesso, em muitos municípios baianos e Varzedo foi um dos contemplados por abranger em seu território uma zona Rural voltada a agricultura familiar. A parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Centro de referência a Assistência Social estão engajadas no projeto que irá beneficiar os agricultores da região e as famílias carentes assistidas por estes dois órgãos. Parceiro do programa, o SEBRAE desenvolve junto às entidades participantes, cursos e oficinas de gerenciamento no campo, além de capacitação de produtores e de oportunidades de mercado.

Reportagem e fotos:  Voz da Bahia

 

Reunião na sede do SEBRAE em Varzedo

Comente agora
23
Jul
Ilhéus: Prateleiras de supermercado desabam e deixam clientes feridos
Postado por: Anacley Souza / 22:42h

Prateleiras de um supermercado desabaram e deixaram clientes feridos no centro da cidade de lhéus, região sul da Bahia, nesta quinta-feira (23). Segundo informações da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ilhéus), testemunhas informaram que duas pessoas que faziam compras no local foram atingidos e tiveram ferimentos leves. Ainda não há informações sobre as causas do incidente, que ocorreu pela manhã. Vários produtos do supermercado caíram e ficaram espalhados pelo chão. Quem estava dentro do estabelecimento no momento do ocorrido teve de desviar das mercadorias para conseguir sair. As vítimas foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma unidade do Corpo de Bombeiros também chegou a ser acionada. Após o ocorrido, o supermercado foi fechado. (G1 Bahia)

Comente agora
23
Jul
Criança de oito anos acusa professora de agressão no município de Iuiú
Postado por: Anacley Souza / 20:03h

Uma criança ficou ferida após se envolver em uma briga com um colega no Centro Educacional Paulo Freire, no município de Iuiú, localizado a 715 quilômetros de Salvador, na manhã da última terça-feira (21). A situação seria rotineira se W.O.G, oito anos, não tivesse acusado a professora de agredi-lo enquanto tentava acabar com a confusão. De acordo com o menino, ele foi empurrado por Lucinéia Costa Gomes, se chocou contra uma pilastra, o que acabou provocando um grande ferimento no seu olho direito. A professora foi ouvida pelos conselheiros tutelares do município e informou que só gritou em direção aos dois alunos, com a intenção de que eles interrompessem a briga, motivada pela disputa de ambos por uma bola. Agora, as autoridades aguardam a presença da outra criança, que mora na zona rural do município, para que possam concluir o relatório e enviá-lo ao Ministério Público do Estado. W.O.G foi encaminhado para o Hospital Regional de Guanambi, onde segue internado. Ele passou por uma avaliação médica, tomografia, e a depender do resultado, pode ser submetido a uma drenagem no olho. Ele é criado por sua avó, já que a mãe reside no estado de Minas Gerais. Ela já foi informada da situação e está se dirigindo para Iuiú. De acordo com a diretora da instituição, Josefina Pereira Farias, a criança estuda no período da tarde, mas estava no colégio pela manhã para participar de atividades relacionadas ao programa Mais Educação, do qual Lucinéia faz parte. Ainda de acordo com Farias, a docente leciona no município há mais de 15 anos. (Aratu)

Comente agora
23
Jul
Hospital Geral de Ilhéus é notificado por descartar lixo hospitalar em rede pluvial
Postado por: Anacley Souza / 19:06h

O Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF) na cidade de Ilhéus, região sul da Bahia, foi notificado na tarde desta quinta-feira (23) pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) do município pelo descarte irregular de resíduos hospitalares. Durante uma operação de fiscalização realizada no local, foi constatado que a unidade de saúde descarta resíduos hospitalares diretamente na rede de drenagem pluvial. Segundo o chefe de Fiscalização Paulo Fonseca, a ligação feita pelo HGLVF leva dejetos hospitalares, como seringas e sangue, à rede de drenagem. “Esse sistema no qual vem sendo feito o despejo irregular desemboca justamente no mar e deveria levar somente água da chuva, que assim estava sendo contaminada”, disse Fonseca. O ideal, segundo ele, é o hospital possuir uma estação própria de tratamento de resíduos. O problema foi descoberto quando funcionários do município realizavam o serviço de manutenção na rede de drenagem na região. Por conta da grande quantidade de lixo hospitalar misturado à água, o serviço foi temporariamente suspenso. A direção do hospital tem oito dias para apresentar a defesa e as medidas que deverão ser tomadas para reverter o quadro. Segundo a responsável no momento, a enfermeira Maria Gorete Souza, essa situação é antiga e a unidade já trabalha para corrigir o problema. (Coreio)

Comente agora
23
Jul
Em assembleia, frentistas podem decidir deflagrar greve nesta sexta-feira
Postado por: Anacley Souza / 18:52h

O Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba) está mobilizando os trabalhadores da categoria, em Salvador e no interior do estado, para a realização de uma assembleia, nesta sexta-feira (24). O ato acontecerá às 15h30, no Posto Bonocô, quando a categoria vai decidir sobre a deflagração do movimento grevista. Para o presidente do Sinposba, Antonio José, a greve é o último recurso de uma categoria de trabalhadores diante do impasse criado nas tentativas de negociações entre patrões e empregados. Para ser deflagrada, o presidente diz que é necessário respeitar todos os prazos legais jurídicos previstos na Lei de Greve, inclusive, comunicando às autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego, e também à sociedade. Segundo dados do sindicato, na Campanha Salarial 2015, foram oito rodadas de negociações, seis no Sindicombustíveis e duas na sede do Ministério Público do Trabalho. (Aratu)

Comente agora
23
Jul
Prefeito de Guajeru é punido por nomear esposa para cargo comissionado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:16h

O prefeito de Guajeru, na região de Vitória da Conquista, Gilmar Rocha Cangussu (PT), foi punido pelo Tribunal de Contas dos Municípios pela prática de nepotismo. Em sessão desta quarta-feira (22), o TCM também multou o gestor por R$ 2 mil por conta da nomeação da mulher dele, Marta Santos Lima Rocha, para o cargo de tesoureiro, em 2014. O conselheiro relator, Mário Negromonte, determinou o imediato afastamento da servidora do cargo. Na defesa, Cangussu argumentou que a nomeação não se tratava de nepotismo, tal como vedado pelo ordenamento jurídico brasileiro, vez que a Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) nº 13 admite a contratação para cargo de natureza política. A relatoria contestou a defesa e afirmou que o cargo de tesoureiro é qualificado como cargo em comissão. Ainda cabe recurso da decisão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias)

Um comentário
23
Jul
Cachoeira: Após desconfiança de vizinho, pai resolve fazer exame de DNA dos sete filhos
Postado por: Anacley Souza / 17:49h

O pescador Thiago, 55 anos, e Lúcia, 30 anos, vivem juntos há dez anos. Durante esse período, o casal teve sete filhos. Mas, após a acusação levantada por um vizinho, de que a esposa o traía, ele decidiu pedir exames de DNA dos filhos, para comprovar a paternidade. Mesmo com toda a situação, Thiago, que vive com a família na vila de Santiago do Iguape, município de Cachoeira, na Bahia, confia na esposa. "Registrei todos os meus sete filhos e tenho certeza de que eles são meus. Fiz vasectomia e hoje já não temos mais o risco dela engravidar. Acredito que ela nunca me traiu! Isso é dor de cotovelo que ele (vizinho) tem de mim. Eu tirei a Lúcia de casa e confio completamente nela", argumentou. O pescador contou que a confusão acabou prejudicando a renda familiar, que não passa dos R$ 600 mensais. As acusações dos vizinhos causaram problemas na atualização do cadastro para receber os benefícios sociais dos filhos. "Os vizinhos ficam dizendo que os meninos não são meus só porque ela é mais nova. Eles devem achar que eu não tenho capacidade de fazer filhos. Sei que, com isso, não podemos atualizar o nosso cadastro no Bolsa Família. Eles chegaram a dizer na assistência social que meus filhos eram roubados", disse. Lúcia conta que um de seus vizinhou chegou a procurar a delegacia do município. "Ele disse que eu tinha traído meu marido e disse que iria tirar os meus direitos. A assistência social chegou a vir na minha casa", fala. Após o resultado positivo dos sete exames, Thiago ficou mais aliviado e não escondeu a confiança na esposa. "Tinha certeza de que eu era o pai de todos eles. Mesmo se eu não fosse, cuidaria deles do mesmo jeito", completou. (R7 Bahia)

Comente agora
23
Jul
12 mil motoristas já foram notificados por avançar sinal vermelho em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:00h

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) já autuou, apenas em 2015, mais de 12 mil motoristas por avançar o sinal vermelho. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esta é uma infração gravíssima, rende sete pontos na carteira, e multa de R$ 191,54. O trecho que possui o maior número de multas é a Avenida Barros Reis/Marques de Maricá, sentido Iguatemi, com 5.618. A líder do ranking no ano passado foi a Avenida Jequitaia, próximo a Travessa do Ministério, na Cidade Baixa. Embora o primeiro semestre do ano já tenha terminado, o número é bem maior que o registrado em 2014, quase 150 mil multas por este tipo de atitude foram aplicadas, conforme a Tribuna da Bahia. Destas, 96% procederam da fiscalização eletrônica. Em nota, a assessoria de comunicação da Transalvador informou que o órgão realiza diversas atividades educativas para coibir abusos e infrações, dentre elas o avanço do sinal vermelho. Também são feitos ciclos de palestras em empresas, organizações, promoção de campanhas em unidades do Ensino Fundamental – que fazem parte do Programa “Crianças Condutoras do Futuro” – e em unidades do Ensino Superior, tendo como objetivo de sensibilizar os que já são habilitados para práticas seguras e o cumprimento das regras de trânsito. (Metro1)

Comente agora
23
Jul
São Miguel das Matas: Padre critica Governo do Estado e pede ao povo para dar resposta nas urnas
Postado por: Ionara Peixoto / 16:07h

O pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo em São Miguel das Matas, Padre Gonçalo Marinho comentou sobre o descaso do Governo com a BA-026, entre Santo Antônio de Jesus e Amargosa. Inicialmente o mesmo criticou a operação tapa buraco que está sendo feita na rodovia, onde a equipe de trabalho está usando apenas brita e areia, o que deixou a pista escorregadia, aumentando o risco de acidentes. Gonçalo chamou a atenção dos deputados votados na região. “Cadê o deputado de Elízio Medrado, cadê os deputados votados em São Miguel e Varzedo? A gente não tem representatividade. Chega de tanta miséria nesses municípios, é a fome, a violência, as drogas e eles não tão nem aí. Só aparecem de 4 em 4 anos e sempre fazendo a população de palhaço. A gente precisa gritar”, destacou. Padre Gonçalo também criticou o Estado. “A Bahia parece que não tem jeito, eu fui PT, votei em Rui Costa e estou completamente decepcionado. Já pedi a algumas lideranças do PT para marcar uma audiência com o Governador com os padres e até hoje não fomos atendidos”, desabafou. Marinho conclamou o povo para acordar e dar a resposta nas próximas eleições. “A gente precisa tomar vergonha e consciência porque nas próximas eleições eles vem aqui e não é pra gente acolher com salva de palma, temos que jogar ovo e tomate na cara deles, para tomarem vergonha na cara”, concluiu. Na segunda-feira (20), manisfestantes bloquearam a BA-026 devido as péssimas condições da via (Informações: Criativaonline).

Comente agora
23
Jul
Inscrições abertas para Empretec em Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:50h
 Santo Antônio de Jesus – Já estão abertas as inscrições para o Seminário Empretec, que acontece nas cidades de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, nos meses de setembro e outubro, respectivamente. Com 60 horas de capacitação, o seminário tem o objetivo de estimular a capacidade empreendedora dos participantes. Em Cruz das Almas, os interessados podem se inscrever até o dia 17 de agosto, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Como parte do processo de seleção, o candidato passará pela fase de entrevistas, entre os dias 18 a 21 de agosto, onde será avaliado o seu perfil empreendedor. O seminário vai acontecer de 8 a 13 de setembro, no município. Já em Santo Antônio de Jesus, as inscrições seguem até o dia 21 de setembro, na sede do Sebrae ou na Associação Comercial. As entrevistas serão realizadas entre os dias 22 a 25 de setembro e, o seminário, de 5 a 10 de outubro. A gestora de Atendimento do Sebrae Santo Antônio de Jesus, Maiane Matos, explica que o Empretec é voltado para o desenvolvimento dos comportamentos empreendedores.
Comente agora
23
Jul
Coordenador da Defesa Civil de S. A. de Jesus diz que casarão será demolido na Rua do Expedicionário e alerta transeuntes
Postado por: Samile Macedo / 11:51h

Há um casarão velho, com algumas madeiras de apoio na Rua do Expedicionário em Santo Antônio de Jesus que está perto de desabar, preocupando a população. De acordo com o coordenador de Defesa Civil do município, Ednaldo Teles informou por meio de uma rádio local que a equipe de infraestrutura esteve no lugar, o isolamento da casa foi feito e nesta quinta-feira (23) o proprietário do imóvel será contatado para ser alertado acerca do trabalho de demolição. “É aconselhável que os cidadãos evitem passar próximo do casarão para não correr o risco de sofrer um acidente. Estamos tomando as devidas providências quando ao assunto, organizando o trâmite das documentações pelos meios legais e efetuar a demolição”, explicou, acrescentando que a equipe está fazendo os serviços de mapeamento nas áreas de risco, encaminhando as demandas para a Secretaria de Serviços Públicos.

Risco de Deslizamento de Terra na Rua Marieta Martins – Os cidadãos têm se queixado constantemente que na área conhecida como Rua da Rádio Clube há residências com perigo de desabamento ocasionados por deslizamentos de terra , quanto às providências tomadas, Teles alegou que foi feito o relatório, encaminhado para a Secretaria de Infraestrutura logo após o acontecimento a fim de a Secretaria de Serviços Públicos tomar as devidas providências. “Peço ao Secretário de Serviços Públicos que passe pela Rua Marieta Martins, me procure para irmos juntos e analisar o que pode ser feito”, solicitou.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
23
Jul
"Diga Não ao Cerol": Câmara quer proibir venda de linha cortante em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:24h

O presidente da Câmara de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), ingressou com um projeto que proíbe a venda comercial, bem como o uso, da linha chilena de óxido de alumínio, silício e cerol, usada para empinar pipas. A iniciativa visa coibir acidentes com motoristas que passam por locais onde este tipo de brincadeira é muito comum. "O objetivo do projeto 'Diga Não ao Cerol' é preservar vidas e o meio ambiente", afirmou o vereador em sua conta no Twitter. Segundo o PL 165/13 , o estabelecimento comercial que for flagrado vendendo o material será punido com multa e até suspensão do alvará de funcionamento. O projeto também prevê que a atribuição de fiscalizar a venda caberá à Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), além de coibir e apreender as linhas com cerol. O PL deve ser colocado para votação nesta semana. (Metro1)

Comente agora
23
Jul
Jequié: Manifestantes dão as costas para prefeita durante evento
Postado por: Samile Macedo / 09:21h

Um grupo de funcionário da prefeitura de Jequié, no sudoeste baiano, deram as costas à prefeita da cidade, Tânia Britto (PP), durante a abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira (22). O fato ocorreu no auditório Wally Salomão, no campus da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) de Jequié. Segundo o Blog do Marcos Frahm, o fato ocorreu quando Tânia fez uso da palavra, para saudar os presentes no evento. Um grupo de servidores da saúde local virou às costas em repúdio a prefeita. A 7ª Conferência de Saúde vai até esta sexta-feira (24) quando será aprovado o relatório dos grupos de trabalho e forem eleitos os delegados que irão a Salvador para a Conferência Estadual de Saúde. (BN)

Comente agora
23
Jul
Jequié: cansado de assaltos, comerciante promove velório da segurança pública
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:20h

Cansado dos constantes assaltos em seu estabelecimento comercial, no bairro Curral Novo, em Jequié, o empresário Renê Willians decidiu protestar de forma inusitada. O alto índice de crimes na cidade motivou o comerciante a convocar os demais a participar de velório e sepultamento simbólicos no cemitério municipal. "Não suportamos mais conviver com essa situação de insegurança", disse ao site Jequié e Região. Apesar do ato de protesto, Renê afirma que a intenção não é confrontar o Poder Público, mas buscar apoio e unir forças em defesa de direitos assegurados por lei. O caso mais recente que vitimou o empresário foi registrado na segunda-feira (20). Segundo ele, dois bandidos em uma moto o assaltaram enquanto ele se dirigia a uma agência bancária para realizar um depósito. Na ação criminosa, R$ 28 mil foram levados pela dupla. Ainda segundo ele, a revolta se agravou com a chegada tardia da polícia, cerca de 50 minutos depois do roubo. (Bocão News)

Comente agora
22
Jul
Greve do judiciário continua em S. A. de Jesus. Cartório funciona em regime de plantão.
Postado por: Anacley Souza / 23:59h

O reajuste de salários dos servidores do judiciário foi vetado pela presidente Dilma que alega que o governo não tem recursos para pagar a recomposição. O reajuste foi aprovado no mês passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e a medida já era esperada pela cúpula do Supremo, uma vez que houve indicações da equipe econômica e da própria presidente de que não há condições financeiras para arcar com o aumento. A decisão foi anunciada no Diário Oficial da União na manhã desta quarta-feira (22) e por conta da decisão, servidores iniciaram uma assembleia onde decidiram manter a greve. Jonas Rodrigues, chefe do Cartório Eleitoral em Santo Antônio de Jesus relatou em uma rádio local que a greve continua segundo calendário dos servidores nacional, “iremos manter a greve. Como foi vetado vamos deliberar pela manutenção até a derrubada do veto”, disse. Sob a determinação do SINDJUJE-BA ( Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal) o judiciário na cidade está atuando em regime de plantão por apenas 2h diárias, “no SAC o horário não foi modificado e está funcionando normalmente sem interferência. Apenas aqui no Cartório eleitoral estamos atendendo em regime de plantão com apenas dois serviços disponíveis”, completa.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
22
Jul
Santo Antonio de Jesus ganhará Laboratório de Drogas até o final deste ano, afirma diretor do DPT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:31h

Nesta quarta-feira (22), Ricardo Nery acompanhou uma reunião no Conselho Intersetorial de Segurança Pública (SISP), promovido pelo Ministério Público, onde foi abordado o retorno do conselho comunitário de segurança, “foi convocado o antigo conselheiro para que o conselho volte a ser ativo. Este órgão é muito importante, pois nos põe a parte de tudo que acontece na cidade e na região”, salienta. Outras medidas foram pontuadas no evento como a construção de uma Casa de Custódia Regional assuno bastante debatido ultimamente além da implantação de um laboratório de drogas, “até final do ano o laboratório estará funcionando além da reforma da carceragem da Delegacia. Estamos unindo forças para buscar junto as autoridades, verbas para melhorar nossa segurança”, completa.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
22
Jul
TCM multa prefeito de Teixeira de Freitas por contratar empresa sem licitação
Postado por: Anacley Souza / 21:14h

Na sessão desta quarta-feira (22), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, por irregularidades em procedimentos de inexigibilidade e dispensa de licitação para contratação de serviços especializados em auditoria e diagnósticos nos setores das secretarias municipais, ao custo total de R$ 74.800,00, tendo contratado a empresa Tapety e Barreto Consultoria, no exercício de 2013. O relator, conselheiro Fernando Vita, além da formulação de representação ao Ministério Público Estadual, imputou multa de R$ 8 mil. A relatoria apurou que a prefeitura promoveu a contratação direta, por dois procedimentos distintos, um em que houve uma dispensa de licitação e em outro por inexigibilidade. Em relação à dispensa, o gestor não conseguiu demonstrar os requisitos da urgência no atendimento da situação emergencial ou calamitosa, ou a possibilidade de prejuízo ou comprometimento da segurança das pessoas, serviços ou bens públicos/particulares. Tampouco se evidenciou porque a contratação não poderia aguardar a conclusão do procedimento licitatório em curso. Desta forma, ficou claro que as contratações realizadas decorreram apenas da inexistência de planejamento da administração municipal. Quanto à inexigibilidade, também não ficou comprovada a singularidade do serviço contratado, diante da gama de pessoas e empresas habilitadas para a sua execução, o que atrai a necessidade de realização de licitação. Cabe recurso da decisão. (Bahia Notícias)

Comente agora
22
Jul
Prefeito de Mirangaba é preso pela PF por porte ilegal de arma
Postado por: Anacley Souza / 18:45h

Segundo informações do site do Tribunal de Justiça da Bahia, o prefeito do município de Mirangaba, Dirceu Mendes Ribeiro ( PDT) foi preso em flagrante por Policiais Federais por porte ilegal de arma e munição. O flagrante se deu durante a operação " ÁGUIA DE HAIA" realizada pela Polícia Federal na cidade de Mirangaba, centro norte baiano, e outros municípios do interior da Bahia que investigava o mau uso de verbas públicas destinadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Segundo informações policiais, durante uma revista minuciosa realizada na residência do prefeito, em cumprimento de mandado de busca e apreensão exarado pelo Desembargador Federal Hilton Queiroz, os policiais encontraram na casa do gestor uma arma municiada, o que levou os Policiais Federais a efetuarem a prisão do prefeito Dirceu. Após ser apresentado a autoridade policial, juntamente com a arma apreendida, o prefeito de Mirangaba foi liberado sob pagamento de fiança no valor de R$ 1.576,00. O auto de prisão foi assinado pelo delegado Ricardo Laborda Rebelo, da Polícia Federal. (Bocão News)

Comente agora
22
Jul
S. A. de Jesus: Obra inacabada da embasa deixa moradores da Rua Antônio Fraga indignados
Postado por: Anacley Souza / 16:50h

Uma obra realizada pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) está deixando moradores da Rua Antônio Fraga no Centro de Santo Antônio de Jesus indignados. Uma grande vala foi aberta em toda a extensão do bairro para aprimoramento da rede de abastecimento de água e grande parte do material descartado no momento da construção foi depositado em frente às residências. Em contato com a Redação do Portal Voz da Bahia, o médico Antônio Carlos que reside na localidade informou que a situação é devastadora principalmente porque nesses dias de chuva os moradores ficam ilhados, “presos em nossas próprias casas. Semana passada muitas residências foram invadidas pelas águas e muita lama. É terra de ninguém, a prefeitura não se responsabiliza e a Embasa sempre deixa o serviço pela metade”, falou indignado. Ainda de acordo o denunciante, o órgão responsável esteve no local no dia da enchente, mas o problema não foi solucionado, “estamos ilhados em casa, tem material depositado em frente as nossas garagens. Queremos uma solução o que não pode é ficar como está”, completa.

Redação Voz da Bahia

2 comentários
22
Jul
Sem documento, carro da prefeitura de Planaltino é apreendido na BR-116
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:58h

Um carro da prefeitura de Planaltino, no Vale do Jiquiriçá, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Milagres. O veículo, que serve à secretária de saúde de Planaltino foi interceptado em uma operação da PRF, estava sem o pagamento do documento de licenciamento, desde 2013. Além do licenciamento atrasado, o carro está com o pára-brisa quebrado, o que gera multa. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal ao Blog Marcos Frahm, a prefeitura de Planaltino já entrou em contato com o posto da PRF e disse que irá regularizar a situação.

Comente agora
22
Jul
Feira: Moradores bloqueiam avenida contra fechamento de escola
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:55h

Manifestantes protestaram nesta quarta-feira (22) contra o fechamento de uma escola em Feira de Santana, no Portal do Sertão. O ato é contrário à suspensão das aulas na escola Antonio Carlos Coelho, que está em reforma. Segundo o Acorda Cidade, os manifestantes queimaram pneus e bloquearam a Avenida Sérgio Carneiro, no bairro Santo Antônio onde o colégio está situado. Os moradores cobram a conclusão das obras e a reinauguração da escola o mais rápido possível. A secretária de educação de Feira, Jayana Ribeiro, disse ao site feirense que a obra está prestes a ser concluída e que em 15 dias a escola deve voltar a funcionar. (Foto: Ed Santos - A. Cidade)

Comente agora
22
Jul
Confira as principais reclamações, solicitações e denúncias de S. A. de Jesus e região nesta quarta-feira (22)
Postado por: Samile Macedo / 12:23h

- Cerca de 30 famílias da localidade da Barra, zona rural de São Miguel das Matas está sem energia elétrica desde o último domingo (19).

- Cidadãos da Portelinha, ao lado do Bairro São Paulo em Santo Antônio de Jesus, estão preocupados com o tráfico de drogas na região e solicitam mais policiamento.

- Escolinha de Futebol no Ginásio de Esportes do Bairro Urbis 2. Segundo um cidadão de prenome Luís, a escola está sem quaisquer condições adequadas para a realização da atividade esportiva, pois não há água no banheiro, nem materiais de limpeza e a quadra necessita de pintura.

-Conjunto semafórico da Praça Félix Gaspar, sentido Estádio Municipal está completamente apagado na parte das luzes vermelha e amarela. Condutores solicitam providências por parte da Secretaria de Trânsito e Trasnportes.

-Moradores do Loteamento Santa Cecília, situado na Rua dos Humildes em Santo Antônio de Jesus reclamam da grande quantidade de buracos na localidade e um poste com a lâmpada apagada.

-Cidadãos da Rua Calabar pedem providências no quesito infraestrutura, segundo eles há muitos buracos e deterioramento.

-Moradores da Rua Maria Preta estão assustados com quantidade de assaltos.

-Estradas da região do Cunha, zona rural santoantoniense estão intrafegáveis, segundo os cidadãos.

-Bairro Santa Terezinha, localidade conhecida como Clube dos 1000 está cheia de lama e lixo e os moradores cobram mais atenção por parte das secretarias competentes.

Comente agora
22
Jul
Rui irá a Ilhéus em breve para autorizar licitações da Ponte do Pontal e do novo Hospital; assista
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 11:38h

Comente agora
22
Jul
SAJ: Cidadã conta que funcionárias da unidade de saúde negaram atendimento e disseram: "nem se o Prefeito mandasse"
Postado por: Samile Macedo / 10:38h

Uma senhora de nome Valdinéia Santos de Melo, residente no Bairro Irmã Dulce em Santo Antônio de Jesus ficou desesperada após ter sido tratada com descaso numa unidade de saúde do município. Segundo a cidadã, o médico do posto de saúde do bairro está ausente devido às férias, de modo que ela necessitou levar sua filha para a unidade do Conjunto Urbis 4, porém, chegando lá  foi mal recepcionada. “Uma funcionária me disse que não atende os cidadãos da PSF do Bairro Irmã Dulce, nem se o Prefeito mandasse a médica atenderia. Esperei a profissional chegar, mas elas insistiram em negar ajuda e ainda disseram que se fosse um caso de urgência iria morrer no Hospital Regional, mas lá não receberia atendimento e para acabar de completar ficaram zombando de mim”, disse a cidadã indignada a uma rádio local, questionando do Prefeito e da Secretaria de Saúde se no posto de saúde da Urbis 4, os servidores fazem o que quer sem acatar quaisquer solicitações e o que eles tem contra os cidadãos da unidade do Bairro Irmã Dulce, uma vez que o profissional da localidade está atende aos pacientes independentemente de onde moram?

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

Comente agora
22
Jul
Prefeitos da RMS criam consórcio intermunicipal
Postado por: Samile Macedo / 10:30h

Gestores das cidades de Candeias, Sargento Francisco, Madre de Deus, Jeferson Andrade, São Francisco do Conde, Evandro Almeida e São Sebastião do Passé, Janser Mesquita, criaram um consórcio com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios envolvidos. Segundo dados do IBGR, as cidades reunidas somam mais de 180 mil habitantes. Segundos os administradores, o Consócio Público Intermunicipal Multifinalitário deve considerar ainda as características regionais, o fortalecimento institucional dos municípios frente às dificuldades de financiamentos e ações públicas. “Essas cidades ficam na região metropolitana de Salvador e sofrem grandes impactos. Juntos, vamos buscar por ações de infraestrutura, melhorias na área de saúde, como a construção de um hospital regional, que atendam essas cidades”, afirmou o prefeito de Candeias. A criação do consórcio também visa atrair novas oportunidades e condições para novos investimentos e geração de empregos e contribuir para o investimento da região. (BN)

Comente agora
22
Jul
Polícia arranca portões da Conder durante mobilização de servidores, diz sindicato
Postado por: Samile Macedo / 10:25h

A Polícia Militar arrancou os portões da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) durante a mobilização dos funcionários nesta quarta-feira (22), afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira da Bahia (Sintracom-BA), José Ribeiro. Segundo ele, o primeiro dia da greve, que começou nesta terça (21), foi “tranquilo” e não teve nenhum problema. “Hoje, para nossa surpresa, tinham seis viaturas da Polícia Militar aqui e eles arrancaram os portões da empresa. Os trabalhadores assistiram tudo parados e depois colocaram as faixas na frente e sentaram. Agora está tudo sob controle”, disse Ribeiro ao Bahia Notícias. O presidente do Sintracom-BA disse que a ordem para a retirada partiu da própria empresa e serviria para pressionar os trabalhadores a entrarem no prédio, o que não ocorreu. “Ficou todo mundo na frente de qualquer jeito. Nós colocamos as mesas e cadeiras e ninguém entrou”, contou. A categoria cobra melhorias nos direitos trabalhistas, como o reajuste salarial acima da inflação, e uma negociação com o governo estadual.

Comente agora
22
Jul
Mairi: Vereador morre em casa; suspeita é de infarto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:16h

Um vereador de Mairi, na Bacia do Jacuípe, faleceu no início da noite desta terça-feira (21). A suspeita é que Ruy Nerjes da Silva Barberino, conhecido como “Rui da Sucam” (PSDB), tenha sofrido um infarto fulminante. Ele estava em casa, no distrito de Angico de Mairi. De acordo com o site Mairi News, o legislador dormia quando sentiu dores fortes no peito. Depois de acordar, as dores se intensificaram e o vereador não resistiu. Rui da Sucam tinha 53 anos e foi presidente da Câmara de Vereadores de Mairi no biênio 2011/2012. Vereador pelo terceiro mandato, sendo o mais votado na última eleição, com 819 votos, era agente de saúde e sanitarista. O corpo do edil está sendo velado na residência da família em Angico. O sepultamento está previsto para as 16h desta quarta-feira (22).

Comente agora
21
Jul
Prefeito de Catu é multado por irregularidade na contratação de servidor
Postado por: Anacley Souza / 22:34h

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (21/07), considerou procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Catu, Geranilson Dantas Requião, e aplicou uma multa de R$1.500,00 pela contratação indevida de Antônio de Araújo Júnior, caracterizando a acumulação de cargos públicos, vez que o servidor já ocupava o cargo efetivo de motorista em Conceição do Jacuípe. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, identificou que o servidor foi admitido na Prefeitura de Catu em 02/01/2013, ao passo que a admissão do mesmo pela Prefeitura de Conceição do Jacuípe ocorreu em data anterior, 15/06/2012. Assim, o gestor não adotou qualquer providência no intuito de, antes de investir na posse o servidor, cobrar-lhe uma informação acerca da sua situação funcional, a exemplo de determinação de preenchimento de declaração referente ao acúmulo (ou não-acúmulo) de cargo público/emprego. Cabe recurso da decisão. (Bahia Notícias)

Comente agora
21
Jul
Codecon autua dois supermercados por venda de produtos vencidos
Postado por: Anacley Souza / 21:26h

Dois supermercados foram autuados durante fiscalização da Codecon (Coordenadoria de Defesa do Consumidor), nesta terça-feira (21), por venda de produtos vendidos. No Bompreço do Rio Vermelho, segundo a Codecon, foram encontradas caixas de leite de cabra, queijos, latas de cerveja e caldo de feijão em pó vencidos. Os agentes de fiscalização estiveram ainda no Mix Bahia de Pernambués, que também foi autuado pelo mesmo motivo. Entre os produtos vendidos com prazo de validade vencidos estavam caixas de sucos de laranja, ameixas secas sem caroço, creme de leite, frutas cristalizadas e mistura para bolo. Todos os itens foram destruídos pelos fiscais. Na segunda-feira (20), os agentes visitaram os mercados Bompreço e Todo Dia dos bairros de Campinas de Brotas e Pernambués, respectivamente, e encontraram produtos fora da validade. No estabelecimento de Brotas, linguiças e barras de cereal de granola figuravam entre os itens vencidos. Em Pernambués, o órgão encontrou também produtos deteriorados, a exemplo de 1,5kg de tomates, 250g de pimentões, 830g de manga, linguiça defumada fe latas de refrigerantes. Além disso, os fiscais encontraram itens com diferença de preço entre o informado na gôndola e no caixa. A multa em caso de autuação varia de R$ 300 a R$ 3 milhões, mas os estabelecimentos notificados têm prazo de 10 dias para corrigir os erros. O valor da multa será definido após processo administrativo. O consumidor que se sentir lesado pode denunciar as irregularidades pelo 156, site, telefone (71) 3322-9817 ou na sede do órgão, na rua Chile, nº 3, Centro. (R7 Bahia)

Comente agora
21
Jul
Polícia alerta sobre furtos dentro de shoppings de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:53h

Clientes de shoppings de Salvador devem ter cuidado com a falsa sensação de segurança no interior dos estabelecimentos. O alerta foi feito pelo delegado Nilton Tormes, titular da 16ª Delegacia Territorial (Pituba), ao jornal A Tarde, após o registro de diversos casos em centros comerciais da capital baiana. Segundo a matéria, um dos casos ocorreu no Shopping Itaigara, onde quatro mulheres se passaram por clientes para furtar a carteira da aposentada Isaura Ferreira de Sousa, de 87 anos. Um vídeo da câmera de segurança mostra o momento em que uma das criminosas pega R$ 85 da carteira da vítima antes de coloca-la de volta na bolsa. Depois, ela e outras três comparsas observaram a mulher, sem dinheiro, pagar as compras com o cartão de crédito. Após observarem a senha, o grupo seguiu a idosa até a saída da loja e furtou a cliente mais uma vez. "Em seguida, as ladras sacaram R$ 1 mil e foram ao Center Lapa, onde compraram mais de R$ 13 mil, parcelados, em produtos eletrônicos", contou a advogada Célia Sousa, filha da vítima. De acordo com o A Tarde, outra mulher relatou um caso parecido no Salvador Shopping.

Comente agora
21
Jul
Feira: Credenciada pelo Detran, empresa deixa clientes ‘na mão’ em Feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:19h

Uma empresa credenciada pelo Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA) é acusada por vários clientes de Feira de Santana, Portal do Sertão, de cometer irregularidades. Segundo a Coluna Tempo Presente, do A Tarde, usuários reclamam que a companhia Top Vistoria, que oferece serviços de vistoria e emplacamento, não entregou os documentos necessários. Mesmo pagando todas as taxas, os clientes disseram que a empresa nem ressarciu os débitos. Em resposta, a Top Vistoria disse que o problema foi causado por um funcionário, já demitido. (BN)

Comente agora
21
Jul
Capim Grosso: Dois jovens fazem racha na BR-407
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:55h

Dois jovens foram flagrados em um "racha" de motocicletas na BR 407, trecho de Capim Grosso, no Piemonte da Diamantina, nesta segunda-feira (20). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas motocicletas foram visualizadas em alta velocidade, e os jovens estavam em uma posição conhecida como "Super-Man", quando o condutor conduz a motocicleta deitado sobre o banco. Segundo o site R7 Bahia, agentes da PRF deram ordem de parada, os condutores tentaram fugir, mas foram alcançados logo em seguida. Os acusados ainda realizaram várias manobras perigosas na rodovia. Eles também não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo um deles, menor de idade. A pena para rachas é de seis meses a três anos de detenção, além de multa e suspensão ou proibição para dirigir.

Comente agora
21
Jul
Embarcação com quatro tripulantes naufraga nas proximidades do Rio Paraguaçu
Postado por: Samile Macedo / 12:32h

Uma embarcação com quatro pessoas naufragou nas proximidades do Canal do Rio Paraguaçu, entre os municípios de Saubara e Bom Jesus, nesta segunda-feira (20). Segundo o Com2ºDN (Comando do 2º Distrito Naval), três pessoas foram resgatadas por um barco de pesca. Mas, Jailton Cardoso de Santana ainda está desaparecido. O Com2ºDN informou que a CPBA (Capitania dos Portos da Bahia) tomou conhecimento, por volta das 10h, que a embarcação tinha afundado, por volta das 5h da manhã. A capitania deslocou uma equipe de Inspeção Naval para o local e o Salvamar (Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste), operado pelo Com2ºDN, deu início a uma Operação de Busca e Salvamento. No momento, além da embarcação da Capitania dos Portos, dois barcos pesqueiros de colônias de pesca da região participam das buscas. A CPBA instaurará um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação, cujo prazo de conclusão é de 90 dias, para apurar as causas, circunstâncias e responsáveis pelo incidente. (R7)

Comente agora
21
Jul
Anatália Mercês convida população de S. A. de Jesus para 10ª Conferência Municipal de Assistência Social
Postado por: Samile Macedo / 12:20h

A Presidente da Associação de Moradores da Urbis II e bairros vizinhos, Anatália Mercês convida a população santoantoniense, principalmente ao que pertencem a área da Assistência Social e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para participar da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá nesta quarta (22) a partir das 18h e quinta-feira (23) o dia inteiro a partir das 8h no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Santo Antônio de Jesus. “Vamos avaliar os 10 anos do SUS e planejando melhorias para a década seguinte. Quem utiliza o programa Bolsa Família ou participa do Espaço CRIAR, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro Especializado de Assistência Social) deve participar para avaliar os serviços e propor novas ideias. Os cidadãos residentes na zona rural poderão ir a Conferência junto  com o Transporte Escolar”, relatou. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
21
Jul
Real Calçados e Confecções faz entrega do Caminhão de Prêmios da Campanha Junina 2015 da ACESAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:04h

No dia 10 deste mês, a Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (ACESAJ) realizou mais uma entrega do caminhão de prêmios da Campanha Junina 2015. Desta vez a sortuda foi Rosenilda Moura dos Santos que comprou na Real Calçados e Confecções da Rua Monsenhor Antônio de Oliveira, próximo ao Correio. A ganhadora estava muito feliz por ter conquistado o prêmio e agradeceu a equipe da Real pelo atendimento e carinho com os clientes.

Cupom com o nome da ganhadora

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com