As comentadas


Boa tarde , Quinta-feira, 30/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

18
Out
Interditado há uma semana, restaurante da Ufba será reaberto na terça (21)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:43h

O restaurante da Universidade Federal da Bahia (Ufba) deve ser reaberto na terça-feira (21), segundo divulgou nesta sexta (17) a assessoria de comunicação da instituição. O RU foi interditado na última semana depois que alunos passaram mal ao comer no local. Segundo a Ufba, um plano de ação foi apresentado à Vigilância Sanitária Municipal. O plano foi elaborado por uma equipe técnica formada por nutricionistas da universidade. Em nota, a Ufba diz que a vigilância aprovou o atendimento com algumas recomendações. A principal é que a distribuição de alimentos aconteça em pratos e talheres descartáveis e que o suco seja industrializado. Os alimentos devem ser preparados nas instalações da empresa responsável pela distribuição de alimentos e a comida será transportada por meio de balcões térmicos até o RU, que fica no campus de Ondina. A Ufba informa que os alimentos não são preparados no próprio restaurante por conta de uma reforma na cozinha. Segundo a Vigilância divulgou, 87 alunos passaram mal depois de comer no restaurante no último dia 10. (Correio)

Comente agora
18
Out
S. A. de Jesus: Jovens estão ameaçando e extorquindo pessoas no bairro do Cajueiro, denuncia moradores
Postado por: Anacley Souza / 10:52h

Moradores do Bairro do Cajueiro em Santo Antônio de Jesus, entraram em contato com a Andaiá FM, na manhã deste sábado (18), para fazerem um relato que vem assustando a comunidade. Segundo eles, na localidade existe um grupo de jovens, que abordam transeuntes e moradores pedindo dinheiro. Ainda segundo os moradores, ao ser negado o pedido, os delinquentes ameaçam a pessoa e até mesmo agem com agressão. Os moradores pedem a atenção da Polícia Militar nesta área para coibir este tipo de prática.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
18
Out
SAJ: Sindicato abrirá neste sábado para atender comerciários que ainda não tem a carteira do SESC
Postado por: Anacley Souza / 07:51h

A festa em comemoração ao dia dos comerciários em Santo Antônio de Jesus acontece nesta segunda-feira (20) no SESC, e para que todos os trabalhadores do comércio possam participar, o órgão abrirá neste sábado (18), para os sindicalizados confeccionar sua carteira. Em contato com a Andaiá FM, a representante do sindicato, Anatália Mercês reforçou que a apresentação da carteirinha do sindicato ou do SESC é essencial, assim como a apresentação de documento com foto tanto para o sindicalizado quanto seus agregados, para ter acesso ao espaço do SESC, “estaremos hoje no sindicato para confeccionar as carteirinhas daqueles, que mesmo associado, não tem. A nossa festa será linda como sempre foi todos os anos e queremos a participação de todos para comemorar esta conquista”, fala. Na oportunidade, Anatália informou que nesta segunda-feira, todo o comércio na cidade permanecerá fechado, exceto farmácias e postos de gasolina por se tratarem de comercialização essencial e salienta que haverá blitz para coibir qualquer tipo de desobediência por parte do patronal e salienta que o comércio que burlar a lei estará passivo de multa e sansões.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
17
Out
Salvador: Vídeo flagra tubarão em meio a surfistas na Pedra do Sal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:46h
Na tarde da última quarta-feira (15), um grupo de amigos surfava na Pedra do Sal, no bairro de Itapuã. O cinegrafista  Gabriel Melo e seus companheiros registravam todas as suas ondas através de filmagens. Após analisar as imagens, veio o susto: um tubarão saltou fora d'água, quase que como um golfinho. "Estávamos revezando a câmera e o meu amigo nem tinha visto. Aí, saí do mar, peguei a câmera pra filmá-lo e comecei a dar uma olhada nas minhas ondas. Quando vi o bicho pulando no vídeo, tomei um susto. Surfo ali frequentemente e nunca tinha visto um tubarão por ali. Meus amigos dali também ficaram impressionados com a imagem, todo mundo tenso", disse Gabriel ao site SurfBahia. "Uma coisa é você saber que tem tubarão por ali, outra é ver um bicho daquele tamanho pulando", disse ele, que aparece em primeiro plano na imagem do vídeo. "Analisando bem a imagem, ele parece ter o meu tamanho. Imagine? (risos)". Na imagem, é possível ver o animal, supostamente da espécie tubarão-galha-preta (com manchas escuras na ponta das nadadeiras) popularmente conhecido como cação, submergindo e girando no ar. (Metro1)
Comente agora
17
Out
Porto Seguro ganhará 1,5 mil unidades habitacionais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:32h

Por meio da terceira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, o município de Porto Seguro, no extremo sul baiano, deve ganhar 1,5 mil unidades habitacionais. O contrato de construção das casas foi assinado nesta sexta-feira (17) pelo governador Jaques Wagner, com presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi e outras autoridades. Foi assinada, ainda, uma ordem de serviço para a construção de uma creche, duas escolas, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para a região. "É uma alegria estar na região de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, onde o Brasil começou, para assinar a construção de mais 1.500 casas. Dentro de cerca de um ano e meio, essas unidades serão entregues e mais 1.500 famílias baianas terão seu imóvel próprio", afirmou o governador. Segundo Occhi, nos próximos quatro anos estão previstas mais três milhões de unidades habitacionais pelo programa do governo.

Comente agora
17
Out
S. A. de Jesus: Moradores que colocaram pisos em casas do Zilda Arns reivindicam e pedem reembolso
Postado por: Letícia Oliveira / 22:09h

Foi criada uma polêmica no Conjunto Habitacional Minha Casa, Minha Vida, devido à colocação dos pisos nas residências. Como foi noticiado no site Voz da Bahia, os moradores reclamaram da falta de pisos nas casas, visto que no contrato o material estava incluso. Ao sentirem-se lesados, aqueles que tinham condições decidiram colocar os pisos, por conta própria, já que seus móveis já estavam sendo danificados,porém alegaram que depois queriam ser ressarcidos com o valor gasto. Após muitas reclamações, a Secretária de Ação Social, Kátia Araújo, se manifestou e garantiu que aqueles que comprovassem a compra, receberiam o repasse referente ao valor do produto. A empresa responsável pela colocação dos revestimentos está realizando o serviço na área, porém uma coisa está incomodando alguns moradores. Eles disseram que os residentes que colocaram pisos nas casas não estão sendo reembolsados, nem ao menos recebendo o material. Rosana, moradora do local, alegou que ao comprar a casa constava no contrato que a mesma era completa com lâmpada, guarita e interfone, mas nada disso teve. “Em 2012, foi aberta uma reivindicação, a Caixa Econômica Federal garantiu que aqueles que colocaram pisos nas casas seriam reembolsados e essa indenização nunca saiu. Na última quarta apareceu uma empresa com carro e placa de Jacobina e começou a colocar aos pisos nas casas que não têm”, destacou.

Comente agora
17
Out
Rio terá concurso para escolher nova musa do topless em novembro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:06h

Uma semana depois de escolher quem vai presidir a República e governar o Rio de Janeiro, o fluminense vai voltar às urnas tendo uma eleição polêmica à vista. A partir do 1º de novembro, mulheres de 18 anos em diante (inclusive transexuais) vão se candidatar ao cargo de Nova Musa do Toplessaço. O evento que originou o concurso foi marcado pelas redes socais em dezembro de 2013. Inspirado na Marcha das Vadias, tinha como finalidade confrontar o machismo e pedir a liberação do topless nas praias cariocas. A primeira edição do Toplessaço, no entanto, murchou. O mau tempo e a superexposição deixaram muitas mulheres envergonhadas. Das 5 mil pessoas confirmadas em uma rede social, não apareceram mais de 20. "Aquele michou e ficou uma vergonha. É no segundo que a gente vai mostrar quem é a nova musa, em carne e osso. Será a primeira vez que ela será apresentada ao vivo", explica a organizadora do concurso, Ana Paula Nogueira, que ainda não estava à frente do projeto na primeira edição. Simpática ao toplessaço, porém, ela compareceu e foi uma das poucas que, de fato, deixou os seios descobertos. Até a escolha da musa, todo o processo será online. As inscrições começam no primeiro dia de novembro e devem ir até o fim do mês.

Comente agora
17
Out
Barro Preto: médica é impedida de trabalhar por usar adesivo de Aécio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:56h

A médica Marcela Passos foi impedida de trabalhar na manhã desta sexta-feira (17), numa unidade de saúde do município de Barro Preto por usar adesivos de apoio ao candidato à presidência Aécio Neves (PSDB). Com a medida, diversos pacientes ficaram sem atendimento. Segundo informações, a médica Marcela pretende levar o caso à justiça. De acordo com a coordenadora de saúde do município de Barro Preto, Avelina Oliveira, a médica Marcela Passos não pertence ao quadro de servidores e estava cobrindo o plantão da também médica, Marcielle Souza Silva, que por motivos pessoais não pôde comparecer ao hospital. Avelina Oliveira disse ainda que Marcela Passos foi advertida pela direção da unidade de saúde a não fazer campanha política na repartição pública e mesmo assim continuou. Avelina Oliveira esclareceu, em nota, que não é permitido que o servidor em horário de trabalho faça campanha política partidária pra qualquer que seja o candidato. “Tenho as minhas preferências e nem por isso venho trabalhar toda adesivada, as preferências de cada um devem ser respeitadas e manifestadas no seu automóvel, redes sociais, casa ou na rua, não em uma repartição pública, o que é proibido pela legislação, segundo o artigo 37 da lei 9.504/97 que veda propaganda eleitoral de qualquer natureza em repartições públicas”, explicou.

Um comentário
17
Out
S. A. de Jesus: Moradores do Conjunto Habitacional Vila Viva reclamam de infestação de escorpiões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:52h

Os moradores do Conjunto Habitacional Vila Viva, estão reclamando sobre uma infestação de escorpiões no bairro. Eles já estão  referindo ao problema como uma epidemia, foi o que relatou uma moradora em contato com a Rádio Andaiá FM na noite desta  sexta-feira (17), em Santo Antonio de Jesus.  A preocupação maior da reclamante é com o filho, porque ele ainda é um bebê e não pode deixar ele no chão. “Nós precisamos de limpeza, de dedetização, de uma saúde pública melhor, porque isso já virou uma epidemia no bairro”, destaca. Segundo ela, já fizeram várias denúncias, pois no local existem várias casas vazias e acredita que os insetos venham de lá. Ela pede que a Vigilância Sanitária compareça para solucionar o problema.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
17
Out
Dia do Comerciário será realizado no SESC de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:37h

Comente agora
17
Out
SAJ: Responsável pela obra do São Benedito afirma que alertou funcionário sobre brincadeiras
Postado por: Anacley Souza / 15:53h

O responsável pela obra de requalificação da Praça do São Benedito, em Santo Antônio de Jesus, Edson Careca, se posicionou a respeito das denúncias de assédio moral ocorridos entre dois funcionários. De acordo Careca, que concedeu entrevista a Recôncavo FM, não sabia do ocorrido nem da denúncia, salientando que já havia advertido o funcionário acusado, que é seu genro, sobre brincadeiras em serviço e até mesmo de acesso celular para divulgação de vídeo, “só soube do fato na segunda, quando peguei os dois discutindo. Adverti e os mandei para casa a fim de esfriarem a cabeça”, informou. Segundo ele, a funcionária não atendeu bem ao pedido de suspensão e o desacatou, “ela chegou a dizer que só sairia se fosse demitida”, afirma. Questionado sobre quais tipo de acusação foi feita contra ele, relatou que as palavras proferidas pela funcionária não seriam levadas 'a sério' por ela já está nervosa na época. Arguido de que se realmente não sabia de toda a situação, afirmou que no dia da confusão não sabia o que estava acontecendo, “ estou sendo acusado de algo que não tenho conhecimento. Irei tomar providências, já que são meus funcionários. Irei saber o que realmente  aconteceu e não acredito em assédio já que os dois eram muito próximos”, completa.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
17
Out
SAJ: Associação convida moradores e proprietários de casas nas Urbis para uma reunião hoje (17)
Postado por: Anacley Souza / 15:46h

A Associação Brasileira de Defesa de Mutuários de Habitação (Abdm), convida a todos os moradores e proprietários de casas na Urbis I, Urbis II, Urbis III e Urbis IV para comparecerem hoje, sexta-feira (17), ao Centro Social Urbano (CSU) a partir das 19h, para uma reunião. Na oportunidade receberão o número do processo referente a multa de seguro de danos ao imóvel. De acordo o representante da Abdm em Santo Antônio de Jesus, trata-se de um processo a favor dos mutuários na adesão de contrato de seguro de danos ao imóvel. Ainda de acordo informação, todas as pessoas que assinaram procuração e preencheram formulário referente, “está é o último prazo para todos. São entre 15 e 20 mil reais de indenização a serem entregues”, cometa.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
17
Out
Salvador: Mauricinho dá calote em travesti, fica nu e apanha em posto da Pituba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:37h
Um caso curioso e um tanto engraçado chamou a atenção de quem passava pelo bairro da Pituba na noite desta quinta-feira (16). Uma briga entre um travesti e um cliente fez muita gente parar e assistir a cena que aconteceu em um posto de gasolina da região. De acordo com as informações obtidas com exclusividade pelo Bocão News, o travesti acusa o homem de não pagar o programa. Com o calote, a 'garota de programa' entra em luta com o rapaz e acaba deixando ele nu na frente de todos. Em seguida, o travesti pega um pau e tenta agredir o suposto cliente, que vai parar dentro da loja de conveniência do posto. Bastante irritado, o travesti espera na frente da loja e pede a saída do rapaz para acertar as contas. Curiosos acompanham a discussão e se divertem com a cena. Funcionários do posto tentam impedir a agressão e que o rapaz continue na loja, mas sem sucesso. Por fim, o travesti se distancia do posto, mas sem largar a madeira.  
Veja Vídeo:

Comente agora
17
Out
S. A. de Jesus: Mulher reclama de fossa aberta em colégio de Conceição do Almeida
Postado por: Letícia Oliveira / 11:27h

A senhora Helena, residente no Santana do Rio da Dona, em Conceição do Almeida, denunciou uma creche, existente próximo a sua casa. De acordo com ela, no prédio tem uma fossa aberta, um cano estourado no pé da parede e as fezes que saem do banheiro, passam pelo cano e chegam à fossa, causando mau cheiro. “A tampa quebrou e agora está tudo aberto. Isso atrai bichos para minha casa e até mesmo para o colégio. Tantas doenças que temos aí no mundo contraídas através disso e ninguém liga”, disse, acrescentando que algumas pessoas chamaram o responsável e mostrou a situação, ele disse que consertaria o prédio, mas até o momento nada foi feito.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
17
Out
S. A. de Jesus: Conselho de Cultura pretende fazer escuta cultural e cadastrar artistas locais
Postado por: Letícia Oliveira / 10:47h

Pela primeira vez a administração municipal sentou e conversou com o Conselho Municipal de Cultura. A diretoria foi nomeada desde dezembro de 2013, quando o prefeito Humberto Leite foi eleito, porém até o momento os representantes estavam aguardando uma iniciativa para poderem dar andamento aos trabalhos. Valter Almeida, integrante do Conselho, esclareceu que a atribuição do órgão está determinada na lei municipal do Conselho de Cultura, tendo o dever de fiscalizar a Secretaria de Cultura e pensar sobre as políticas públicas relacionadas à cultura do município de Santo Antônio de Jesus. O Conselho de Cultura é composto por 11 membros do Poder Público, sendo divididos entre representante da Câmara Municipal, da UNEB, UFRB, da prefeitura e também há a parte da sociedade civil, sendo representantes da música, comunidade negra, tradicional, educação e artes cênicas. Sobre a relação do Conselho com a Secretaria, Valter ressaltou que é algo profissional, que a cada dia mais consegue se estabelecer com o melhor diálogo, “nosso propósito não é de embate, não precisamos ter uma relação desgastante. Por mais que estejamos fiscalizando a secretaria, nosso interesse é contribuir com o trabalho da mesma”, completou. Segundo o entrevistado, o presidente do Conselho de Cultura é Neilson Nery, o vice-presidente é Eduardo, a primeira secretária é Lavínia e Valter Almeida, é o segundo secretário. Com relação aos projetos previstos para a cultura municipal, ele contou que a princípio há algumas ideias, citando como exemplo, um diagnóstico cultural, onde é pensado fazer uma escuta cultural, entretanto os artistas devem ficar atento, pois serão procurados e irão informar o que está faltando na cultura da cidade, outro projeto dito pelo entrevistado, foi a criação de um cadastro cultural, onde todos os artistas locais serão cadastrados  para possíveis contratações, comunicados, repasses de informações e convocações. 

Obra do Centro Cultural:

Comente agora
17
Out
S. A. de Jesus: Acusado de assedio diz que nunca desrespeitou denunciante: 'Vou processá-la por difamação"
Postado por: Letícia Oliveira / 09:59h

O acusado de ter cometido assédio moral contra uma mulher que trabalha na empresa responsável pela obra da Praça São Benedito esclareceu os fatos na manhã desta sexta-feira (17). Jeane Reis disse que o homem, que é genro do dono da obra, teria direcionado "piadinhas" a ela e feito gestos obscenos. Em entrevista ao site Voz da Bahia, Paulo se defendeu das acusações afirmando que nunca imaginou que essa funcionária seria capaz de acusa-lo de tal coisa, “ela sabe que eu nunca assediei ela, essa denúncia é falsa e quando eu provar, vou processá-la por difamação”, garantiu. Ele afirmou que nunca teve nenhum interesse em Jeane e, segundo o entrevistado, ela saiu da empresa enraivada porque foi demitida e inventou essa história para ganhar dinheiro e prejudicá-lo. Emocionado e triste com toda essa situação, o cidadão relatou que é conhecido em muitas cidades por trabalhar com comunicação visual e agora isso tudo pode atrapalhar sua vida profissional, “sou um homem de Deus, eu nunca faria isso. Tenho sobrinhos pequenos e primas pequenas, sou de família, nunca desrespeitei ninguém. Após esclarecer os fatos vou tomar minhas providências”, completou.

Um comentário
17
Out
S. A. de Jesus: Funcionária de empresa diz ter sofrido assédio em obra da Praça São Benedito
Postado por: Letícia Oliveira / 08:51h

Uma mulher, que trabalha na empresa responsável pela obra da Praça São Benedito, alegou ter sofrido assédio no âmbito trabalhista. Em entrevista a Recôncavo FM, Geane Reis, informou que o genro do dono da obra estava assediando a mesma, visto que faltava com respeito a ela e ainda mostrava vídeos pornôs pelo celular a todos os funcionários. “No setor de trabalho só tinha eu de mulher, quando eu discuti com ele e pedi respeito, eu fui demitida. Eu era supervisora do trabalho deles e há dois meses que estou trabalhando ele ficava com piadinhas e gestos obscenos”, disse. Jeane relatou que discutiu com o acusado e acabou sendo demitida, afirmando que Edilson Careca, responsável pela empresa, disse que ela não receberia nenhuma quantia em dinheiro após sair do emprego. Ela reafirmou o que foi dito pelo presidente do Sindicato, ao contar que todos estão trabalhando sem carteira assinada na obra da praça e acrescentou que não foi pedido carteira de nenhum trabalhador. A vítima destacou que tem testemunhas, mas nenhuma delas vai depor a seu favor por medo de perder o seu trabalho. A trabalhadora ressaltou que já prestou queixa na Delegacia de Polícia, acusando-o de assédio e também prestou queixa no Ministério do Trabalho.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
16
Out
Porto Seguro: Prefeita é denunciada por contratar servidores sem concurso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:02h

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (16), acatou termo de ocorrência formulado contra a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Silva Santos Oliveira, pela contratação sem concurso público de diversos servidores durante todo o exercício de 2013 e no mês de janeiro de 2014. Os conselheiros do TCM determinaram a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra a gestora e a aplicação de multa no valor de R$ 3 mil. O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, ressaltou que a administração deve promover a correção da irregularidade, com a rescisão contratual dos servidores, e a realização de concurso público. A prefeitura realizou, durante o ano de 2013, quatro processos seletivos simplificados, nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Serviços Públicos, sendo que foram apresentados em defesa apenas dois decretos de autorização para tais processos. Os contratos firmados com servidores temporários devem ter sempre prazo determinado e apresentar necessidades temporárias de excepcional interesse público plausíveis para a abertura de processo seletivo simplificado. Em seu parecer, o Ministério Público de Contas constatou a irregularidade da ocupação desses cargos, vez que a situação analisada não trata da excepcionalidade, mas de uma conduta reiterada por parte da administração. Além disso, a prorrogação dos prazos da contratação, permitindo elasticidade de dois a quatro anos, é absolutamente incompatível com o caráter de excepcional. A decisão cabe recurso.

Um comentário
16
Out
Consumidores podem usar o WhatsApp para fazer denúncias ao Procon
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:51h

Os cidadão baianos que precisam dos serviços da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-Ba) agora podem utilizar o aplicativo WhatsApp para enviar denúncias. O número que pode ser adicionado é: 71 9618-7320. A informação foi dada pelo superintendente do órgão, Ricardo Maurício, durante entrevista ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, nesta quinta-feira (16), que esclareceu dúvidas de ouvintes e lembrou das operações do órgão que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor.

Comente agora
16
Out
Prefeitura de São José da Vitória tem as contas de 2013 reprovadas pelo TCM
Postado por: Anacley Souza / 17:41h

As contas do prefeito de São José da Vitória, Roberto Francisco dos Santos, relativas ao exercício de 2013, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (16), com imputação de multa de R$ 8 mil pelas irregularidades remanescentes no parecer, e outra de R$ 36 mil, correspondente a 30% dos seus subsídios durante o ano, pela publicação incompleta dos relatórios de gestão fiscal. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, também determinou a restituição aos cofres municipais de R$ 39.894,34, em decorrência dos pagamentos de precatórios sem a apresentação das sentenças judiciais. A reprovação das contas se deu, em especial, pelas graves irregularidades praticadas pelo gestor envolvendo procedimentos licitatórios, como a realizações de despesas não precedida de licitação pública no total de R$ 95.508,00 e as ocorrências de falhas formais e materiais envolvendo pregões presenciais para o fornecimento de combustível e lubrificantes no valor de R$990.180,00; fornecimento de medicamentos, material odontológico e material de uso hospitalar no montante de R$ 356.603,44; contratação de empresa especializada para o fornecimento de materiais de expediente e materiais didáticos no total de R$ 546.843,11;

Comente agora
16
Out
Prefeito de Itiruçu exonerará funcionários que ocupam cargos de confiança para poupar gastos
Postado por: Anacley Souza / 16:36h

Para quitar as dívidas da prefeitura de Itiruçu, diversos secretários e servidores que ocupam cargos de confiança no alto escalão serão exonerados. Porém, eles continuarão nas funções, a fim de ajudar a gestão economizar para quitar débitos. Segundo o prefeito Wagner Novaes (PSDB), o município deve R$ 1 milhão de reais. A economia com a desvinculação da folha de pagamento na contenção de despesas de recursos livres deve chegar a R$ 200 mil mês. A situação não agrada boa parte dos funcionários, que estão na promessa de retornarem em 01 de Dezembro para suas funções. A prefeitura alega dificuldade depois que o censo do IBGE registrou queda brusca da população, o que acarretou na diminuição de aproximadamente 400 mil reais do fundo de participação. As exonerações deverão ser publicadas no Diário Oficial do município. Informações do Itiruçu Online.

Comente agora
16
Out
S. A. de Jesus: Bahia Vidros lança sistema de reaproveitamento de água da empresa; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:55h

A empresa Bahia Vidros, instalada no polo industrial de Santo Antônio de Jesus promoveu na quarta-feira (15), um evento para apresentar o primeiro sistema de reaproveitamento de águas do empreendimento. Com a presença de entidades públicas e empresariais do município o grande evento foi registrado pela imprensa. Em entrevista ao Portal Voz da Bahia, o Promotor de Justiça, Dr. Julimar Barreto, engajado na sustentabilidade e meio ambiente da região disse que esta iniciativa é bastante louvável e parabenizou a empresa por observar toda esta situação de preservação ambiental e econômica, “reaproveitar a água é evitar o desperdício e terá um grande retorno financeiro. É um exemplo a ser seguido”, fala. Apesar de ter sido apresentado somente agora, o sistema foi inaugurado no mês abril, e é responsável pela rede de sustentabilidade da Bahia Vidros no consumo de água, não havendo desperdício, nem descarte irregular na natureza, “o líquido fica cristalino e as impurezas são totalmente retiradas e reaproveitadas pela indústria”, disse Rogério Oliveira, um dos sócios da fábrica. Com o agravante da escassez de água no território brasileiro, a iniciativa foi tomada com louvor pelos empresários, entidades e imprensa que visitou no dia de ontem a manufatura. A empresa dá a possibilidade de armazenamento, capacitação e reutilização de águas. Padre Nelson Franca pároco da igreja matriz de Santo Antônio de Jesus, que também esteve acompanhando a comitiva, disse que esse é exemplo deve ser seguido por todas as demais fábricas do local, “isso nos remete a uma preocupação ambiental que deve ser um espelho para os demais segmentos da nossa sociedade”, arrematou.

Veja abaixo as fotos do evento:

  1. Reportagem e Fotos: Voz da Bahia - Marcello Dial
Comente agora
16
Out
Confira a ganhadora da promoção Patinete Molekinha da Passo a Passo Calçados em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:06h

A Passo a Passo Calçados situada em Santo Antônio de Jesus, em parceria com linha de calçados infantis ‘Molekinha’, realizou um sorteio de um Patinete para o Dia das Crianças. A grande vencedora do brinde foi à garotinha Amanda Santos Souza, residente no Conjunto Habitacional Zilda Arnes, Quadra 19, Casa de nº 0, neste município.  A ganhadora compareceu a loja no dia seguinte, acompanhada de seus pais para a retirada do prêmio. “Estou muito feliz por minha filha ter ganhado este presente, a Passo a Passo sempre nos trazendo surpresas boas”, disse a mãe da menina.

Ganhadora da Promoção

Comente agora
16
Out
Superintendente do trânsito garante: "Se não chover, até sexta-feira teremos todas as faixas de pedestres instaladas em SAJ"
Postado por: Letícia Oliveira / 12:04h

O Superintendente de Trânsito e Transporte de Santo Antônio de Jesus, Luciano Moura, o conhecido Cuiuba, esteve em entrevista a Recôncavo FM e falou sobre algumas questões relacionadas ao trânsito da cidade.

Placa de sinalização em local errado: Um cidadão disse que havia uma placa de sinalização em local errado, visto que mostrava o nome de outra avenida. A respeito, Luciano explicou que a Superintendência já tinha identificado essa mudança porque no projeto que foi feito por uma outra empresa, não a que está executando o serviço, foi colocado que a Avenida Governador Roberto Santos ia até a prefeitura, mas na verdade ali já é Urcisino Pinto, “entramos em contato com a empresa, ela já está na cidade, começamos a instalar as faixas e as placas já estão sendo substituídas”, disse.

Faixas de pedestres: As faixas de pedestres que foram pintadas no período chuvoso já estão sendo repintadas. Sobre isso, ele contou que está sendo refeito o que foi feito na época da chuva, garantindo que a sinalização da entrada da cidade não tem custo nenhum para o município, pelo fato da empresa saber do risco das chuvas e a cidade não ter culpa disso. “A empresa está com uma equipe com mais de 20 pessoas para fazer as faixas de pedestres de termoplástico, que tem o tempo de durabilidade maior, parece pintura, mas não é. Acompanhamos o serviço deles durante a madrugada e se não chover, até a próxima sexta-feira todas as faixas de pedestres estarão instaladas em toda a cidade”, afirmou. Foi falado pelo entrevistado sobre a colocação de uma faixa próximo a Praça do Taxi, já que o fluxo de pessoas para atravessar a rua é muito grande. Questionado sobre isso, Cuiuba disse que isso está no projeto e será colocado uma faixa de pedestres naquela via para atender toda a população e visitantes.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

8 comentários
16
Out
Comunidade de Bom Jesus da Lapa faz caminhada em defesa do velho Chico
Postado por: Samile Macêdo / 11:15h

Está programada para o dia 17 de outubro, em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, uma mobilização em defesa do rio São Francisco. Com o nome “Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d’água”, a caminhada começará às 7h30, saindo da Praça Marechal em direção à ponte da cidade. Em um ato simbólico, os participantes levarão recipientes com água limpa para despejar no rio. Entre os aspectos que mais preocupam a comunidade de Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco, estão o baixo nível de água e os bancos de areia, observados da ponte principal da cidade. Desmatamento, uso intensivo do solo e contaminação das águas são outros problemas do São Francisco na região e que poderão ser  colocados em destaque na manifestação, organizada por entidades diversas, como a Igreja Católica do município.De acordo com o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, “a situação do rio atinge a todos e por isso é importante que haja mobilização por parte dos diversos segmentos da sociedade”. Pereira confirmou presença no evento, representando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. (Assessoria)

Comente agora
16
Out
Stº. Ant. de Jesus: Secretário de Infraestrutura explica atraso em obras em bairros da cidade
Postado por: Letícia Oliveira / 11:04h

O Secretário de Infraestrutura de Santo Antônio de Jesus, Domingos Matos, esclareceu, em entrevista a Andaiá FM, sobre o atraso nas obras do Loteamento Doce Lar, na região do Recanto dos Prazeres e no Mirante do Andaiá, visto que está sendo alvo de reclamações da população. Segundo ele, são obras provenientes de recursos do Governo Federal e esses repasses não foram feitos para a Caixa Econômica, então consequentemente não pode ser repassado para o município, porém foram quitadas apenas parcelas com dinheiro da contra partida. “Estamos reunidos com as empresas detentoras dos contratos para que haja solução de continuidade da pavimentação daquelas artérias”, disse. O Secretário destacou ainda que há um período de eleições, então todos os deputados federais de Brasília estão dedicados à campanha eleitoral, sendo difícil bater nas portas dos Ministérios pedindo o repasse desses recursos. Domingos salientou que o prefeito Humberto Leite está em Salvador, está ciente do problema e serão tomadas providências no sentido de promover ações junto ao Ministério para que o repasse seja normalizado.

Possível projeto de ciclovias: Domingos afirmou que a cidade cresceu, se desenvolveu, o número de veículos cresceu assustadoramente, mas as ruas e avenidas são as mesmas, ou seja, estreitas. Ele complementou que só através de ciclovias os usuários de bicicletas teriam a condição de trafegar com segurança, o que já acontece em muitas cidades do Estado da Bahia. O entrevistado salientou que é pensado para 2015 essa construção, devido a expansão urbana que poderá acontecer no futuro. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
16
Out
S. A. Jesus: População reclama de fio solto no meio da Praça Ursicino Pinto de Queiroz
Postado por: Samile Macêdo / 10:42h

Alguns moradores do município de Santo Antônio de Jesus que costumam fazer caminhada no Jardim da Avenida Ursicino Pinto de Queiroz entraram em contato com a Rádio Recôncavo FM, durante a manhã desta quinta-feira (16) para reclamar de um fio solto na parte de iluminação do jardim. Ivone, uma das denunciantes, relata: “Acho perigoso as pessoas idosas, ou até mesmo jovens andando por ali, pois podem acabar tropeçando e caindo. Deveriam embutir esse fio”. Outros moradores contam que testemunharam a queda de uma pessoa no local e “já faz mais de dois meses que esse problema está nos prejudicando. Isso é um absurdo. Imagine um idoso tropeçar e quebrar um braço ou uma perna? Alguma pessoa pode desenvolver um problema sério por causa de uma simples queda causada por um fio no meio da via”, desabafam. As pessoas falaram como se fosse em uma só voz: “Queremos providências!”.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
16
Out
S. A. de Jesus: Secretário garante que até a próxima segunda terá uma resposta sobre a realização da Expomandioca
Postado por: Letícia Oliveira / 10:38h

Há muitas dúvidas sobre a realização da Expomandioca em Santo Antônio de Jesus devido a denúncia feita sobre o espaço, onde seria realizada. A respeito disso, o Secretário de Agricultura José Carlos Toneto explicou, em entrevista a Andaiá FM, que esse evento é importantíssimo para o município em todos os sentidos e não pode deixar de ser realizado nessa região. Conforme ele, há esse fator discutidor em relação a denúncia feita por causa do espaço do São João, onde o Superintendente da União resolveu que o município não utilizará aquele espaço. Toneto disse que para realização da Expomandioca é preciso um espaço de no máximo 10.000 m², porém não há essa disponibilidade em nenhum lugar da cidade, para que possa ser apropriado de imediato. “Temos duas alternativas, que estão sendo estudadas e resolveremos daqui para  a próxima segunda-feira (20), mas, se preciso, faremos um evento menor ou maior, a depender da área, porém vamos realizar sim”, garantiu.

Resposta à reclamação:

Um comentário
16
Out
S. A. de Jesus: Secretária garante que está tudo pronto para realização do processo seletivo da prefeitura
Postado por: Letícia Oliveira / 09:37h

Muitas são as perguntas das pessoas que se inscreveram no processo seletivo da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus. As dúvidas mais frequentes estão relacionadas a realização das provas. Em entrevista a Andaiá FM, a Secretária de Administração, Luciene Pinto, explicou que tudo está correndo na maior tranquilidade, inclusive no site oficial do município já tem um banner, onde mostra explicitamente os dias das provas. Segundo ela, as provas seriam realizadas no dia 26 de outubro, mas por conta do 2º turno das eleições foi adiado para que a primeira prova seja no dia 2 de novembro para níveis fundamental e médio e a segunda no dia 16 de novembro, para nível superior, devido ao surpreendente número de inscritos no certame. A Secretária contou que os inscritos passaram de 7.000. “Está tudo organizado e pronto, as escolas já foram informadas, haverá muitos fiscais e tudo será na maior normalidade e legalidade possível. Lembro que todo nosso processo está sendo acompanhado pelo Ministério Público através do Dr. João Emanoel para dar maior transparência e legalidade ao processo seletivo”, destacou.

Licitação da Praça Padre Mateus: Com relação ao processo licitatório para início das obras da Praça Padre Mateus, Luciene informou que fazer um projeto tão sonhado pela população não é fácil e o prefeito garantiu que faria em primeiro seu mandato. “Esse ano todo projetos foram feitos, chegaram a nossa secretaria e tão logo, em oito dias, publicamos o edital e deflagramos essa licitação que vai colocar todos que tem empresa de construção civil aptos a concorrer para que nossa tão sonhada praça vire realidade”, relatou. Ainda conforme a secretária, o edital pode ser visualizado e imprimido através do site oficial do município.

Comente agora
16
Out
Mensalidades escolares vão sofrer reajustes entre 7% e 10% em 2015
Postado por: Letícia Oliveira / 08:25h

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-Ba) realiza hoje uma reunião em duas etapas com os representantes das escolas particulares. Na mesa de debates está a proposta de reajuste das mensalidades escolares para o próximo ano, que deverá variar entre 7 e 10%. A primeira convocação está marcada para as 8h30, na sede do Sindicato, e a segunda convocação vai acontecer às 14h30.  Ao longo da semana, o CORREIO realizou um levantamento com escolas particulares de Salvador e constatou que a maioria ainda não tem um valor de reajuste definido para 2015. A informação é de que aguardam uma decisão do Sindicato para anunciar o percentual de aumento que deverá ser praticado em 2015, mas confirmam que os valores atuais podem ser reajustados em até 10%. Já no Colégio Marista, o estudante de 5º ano paga R$ 987 por mês e passará a pagar R$ 1.090 no ano que vem. O aumento de 10% está acima da inflação prevista pelo Governo Federal para este ano, cujo teto é de 6,5%.Duas escolas particulares de Salvador confirmaram os valores para o próximo ano com percentual médio de reajuste de 7% (Colégio ISBA) e 10,5% (Colégio Marista). O valor da mensalidade atual para o 5º ano no Colégio ISBA é de R$ 898,00 e o aluno que continuar na escola deve pagar R$ 960,00 em 2015. A inflação e o cenário econômico incerto são as principais justificativas dos estabelecimentos de ensino para o percentual de aumento previsto. (Correio)

Comente agora
16
Out
Audiência Pública discutirá violência contra os negros em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 08:06h

Uma audiência pública será realizada em Santo Antônio de Jesus para discutir o acontecimento envolvendo sete policiais militares, onde a senhora Maria de Lourdes, seu marido e um de seus filhos foram mortos, tendo em vista que o corpo da mulher estava desaparecido e foi encontrado na cidade de Gandu, já em decomposição. O Representante de Promoção de Igualdade do município, Marcelo Santos, em entrevista a Andaiá FM, disse a administração municipal aderiu ao Plano de Juventude Viva no combate à violência contra negros e também ao Fórum de Promoção da Igualdade Racial do Recôncavo Baiano, inserindo-se no contexto das políticas públicas e afirmativas do Governo do Estado em parceria com o município, no combate à todas as práticas que venham a discriminar, afetar, atingir ou ofender o intuito e promoção da igualdade. Segundo o entrevistado, o Dr. Ailton Ferreira, Superintendente Estadual de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do Estado da Bahia se preocupou com o índice alarmante dos últimos meses envolvendo jovens, em sua maioria negros, assim como pessoas da raça e epiderme negra, sendo assim colocou o município como articulador da realização de uma audiência pública para tratar desses casos, não especificamente da morte da senhora Maria de Lourdes, mas também dos que venham afetar a população negra e caracterizando como genocídio à raça negra.

Comente agora
15
Out
Prefeitura de Teodoro Sampaio tem contas rejeitadas pelo TCM
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:04h

O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da prefeitura de Teodoro Sampaio, na gestão de Akira Suga (PSB), nesta quarta-feira (15). O parecer apontou irregularidades relativas aos exercício de 2013, em razão do não encaminhamento de processos licitatórios no montante de R$ 1.086.969,83 e de processo de dispensa e/ou inexigibilidade no total de R$ 281.709,00. O relator do parecer, conselheiro substituto Antônio Emanuel, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, aplicou multa de R$ 30 mil e determinou a restituição aos cofres municipais de R$ 114.192,95, sendo R$ 103.982,75 referente à ausência de originais de processo de pagamento, R$ 6.958,00 pela ausência de processo de pagamento e R$ 3.252,20 pela não apresentação de nota fiscal. Ainda cabe recurso da decisão.

Comente agora
15
Out
TCM multa sete prefeitos por irregularidades em prestações de contas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:18h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou os prefeitos de Conceição do Coité, Esplanada, Várzea do Poço, Itapicuru, Itamari, Mansidão e Acajutiba, devido à aprovação parcial dos exercícios financeiros dos municípios referentes a 2013. Os gestores das cidades são, respectivamente, Francisco dos Santos, Rodrigo Lima, Paulo José Ferreira, José Moreira Neto, Valter Andrade Júnior, Ney de Oliveira e José Luiz Brito. O montante total das multas é de R$ 147 mil. As penalidades variam de R$ 2 mil a R$ 64 mil para cada prefeito. O valor mais alto é cobrado do gestor de Iapicuru, por conta de gastos com pessoal. As despesas com funcionário também foram o motivo da segunda maior multa, de R$ 54 mil, para o prefeito de Acajutiba.

Comente agora
15
Out
Em parceria como SEBRAE, Observatório Social de S. A. de Jesus promove Curso de Compras Governamentais
Postado por: Anacley Souza / 13:45h

O Observatório de Santo Antônio de Jesus em parceria com o Sebrae realizam na próxima semana, 21 à 23 de outubro, no Sebrae, Curso de Compras Governamentais para micro e pequenas empresas. O curso Compras Governamentais oferece informações sobre como fornecer à Administração Pública e como reduzir riscos, além de apresentar alternativas para as micro e pequenas empresas realizarem uma análise de risco antes de participar das licitações. Por meio desses conhecimentos, o empreendedor poderá averiguar se sua empresa está preparada para um processo de licitação, trazendo uma nova oportunidade de negócio. Além dos empresários o curso poderá ser feito por estudantes que tenham interesse em participar.

Serviço:

  1. O que: Curso Compras Governamentais.
  2. Quando: 21 à 23 de outubro de 2014, das 18h30 às 22h30.
  3. Onde: SEBRAE, Av. Roberto Santos, 31- centro.
  4. Quanto: R$ 50,00.
  5. Informações: (75) 3632-8836 (Observatório Social de SAJ)
  6. (75) 3631- 3949 (Sebrae)
  7. OBS: Certificado de 15 horas e número de vagas limitadas.
Comente agora
15
Out
S. A. de Jesus: Moradores do Cunha reclamam do barulho provocado pela descarga das motocicletas
Postado por: Samile Macêdo / 11:32h

Moradores que não quiseram se indentificar, residente na localidade do Cunha, zona rural de Santo Antonio de Jesus, entraram em contato com  a Rádio Recôncavo FM durante a manhã desta quarta-feira (15) para reclamar  de quatro motoqueiros, de nomes não revelados que retiraram a descarga das motos e estão fazendo muito barulho na região pela madrugada, incomodando a população. Os denunciantes solicitam que a polícia no horário da noite, vá até o local, para punir os infratores. “A polícia tem que ir no horário de meia noite, uma hora da manhã, pra pegar esses desordeiros em flagrante, tem que ser tomada alguma providência”, relatam.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
15
Out
Equipe de estagiários já estão nas ruas fazendo levantamento para cepear bairros de S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 10:52h

Muitas ruas de Santo Antônio de Jesus ainda não possuem CEP, fato esse que prejudica a população já que as correspondências e encomendas dos Correios não chegam às residências, atrapalhando também o trabalho dos carteiros. Em entrevista a Recôncavo FM, Márcio Leandro, assessor do Ministério Público, James Amorim Araújo e Djalma Vila Góes, consultores da UNEB informaram que estão realizando o recadastramento de cepeamento da cidade. Inicialmente falando, James relatou que o crescimento das cidades brasileiras é caótico, então isso não se propaga apenas em Santo Antônio de Jesus. “Depois da criação é preciso começar a regular tudo, uma distorção grave do município é a falta de CEP em centenas de ruas, o que atrapalha muito a vida das pessoas no dia a dia”, disse, acrescentando que a ideia do trabalho é tentar corrigir esse problema histórico e grave. Segundo ele, é feito levantamento de campo, tudo é passado para o sistema da CONDER, mas quem dá os CEPs são os Correios.

Djalma ressaltou que uma equipe de estagiários foi dividida para fazer esse trabalho, onde 20 pessoas fazem o recadastramento de cada logradouro, “com o levantamento de cada um, onde já chegamos a quantidade de 1.032 apenas em Santo Antônio de Jesus, temos a intenção de colocar um CEP em cada um, mas isso depende dos Correios”, completou. Ele afirmou que essa iniciativa está ligada a questão de dar cidadania á população, para que essa receba suas cartas, mercadorias, dentre outras coisas através dos Correios.

Um comentário
15
Out
SAJ: Prefeitura lança edital para contratação de empresa que executará a requalificação da Praça Padre Mateus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:17h
A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, através da Secretaria de Administração e Planejamento, lançou Edital de Licitação- Modalidade: Concorrência pública Nº 006/2014 processo administrativo Nº 000.08070/2014, cujo objetivo é a contratação  de empresa especializada para execução de obras e serviços de requalificação urbana da Praça Padre Mateus, centro de Santo Antonio de Jesus, em conformidade com as especificações e projeto básico apresentados pela Secretaria de Infraestrutura. O valor estimado dos serviços e obras licitados e referência limitadora de preços para as propostas é de R$ 3.812.713,75( três milhões, oitocentos e doze mil, setecentos e treze reais  e setenta e cinco centavos), conforme as planilhas orçamentárias, parte integrante deste edital. O prazo para a execução dos serviços licitados será  de  180(cento e oitenta) dias corridos, contados da primeira ordem de serviço que autorizar o início das atividades, podendo ser prorrogado nos termos da Lei Federal nº 8.666 de 21 de julho de 1993 e suas alterações posteriores, através de termo aditivo. Todas as informações desta licitação encontram-se no  Edital e seus Anexos  fornecidos pela Secretaria Municipal da Administração, Através da Comissão Permanente de Licitação, gratuitamente através do site oficial do Município www.santoantoniodejesus.ba.io.org.br . ( ASCOM/PMSAJ)
11 comentários
15
Out
Cidadã diz que prefeitura de SAJ não tem mais contrato com clínica e reclama: "Preciso fazer o exame da minha filha"
Postado por: Letícia Oliveira / 07:41h

Em contato com a Andaiá FM, a senhora Jocélia residente em Santo Antônio de Jesus reclamou do processo de marcação de exames da Secretaria de Saúde Municipal. Ela informou que o médico de uma determinada clínica da cidade passou um exame para sua filha que tem adenoide, mas ao tentar marcar o procedimento soube que o órgão não tem convênio com a clínica. “Eu queria uma resposta para isso, pois não quero ver minha filha morrer. Ela respira pela boca, vomita muito. Preciso fazer o exame da minha filha”, disse, afirmando que essa clínica é a única, que, segundo ela, possuía contrato com o município. A cidadã explicou que foi na Central de Marcação e a atendente disse que não existia mais a parceria entre as entidades. A mulher pede uma explicação por parte do responsável pela Pasta.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
Entidades Empresariais realizarão mais uma edição da Mega Palestra em Stº. Antº. de Jesus com Paulo Henrique Amorim
Postado por: Letícia Oliveira / 11:26h

A Mega Palestra se tornou um evento tradicional na cidade de Santo Antônio de Jesus. Realizado pelas Entidades Empresariais, a cada ano o evento traz um profissional para palestrar, neste ano de 2014, o convidado especial foi o apresentador e jornalista da Rede Record Paulo Henrique Amorim, do programa Domingo Espetacular. Segundo Gildete Batatinha da Associação Comercial, o encontro terá três momentos em dias e locais distintos, tendo como objetivo inovar e incentivar os associados a participarem. Ela informou, em entrevista a Recôncavo FM, que o evento começará no dia 10 de novembro, segunda-feira, onde o jornalista palestrará sobre o tema “As tendências e perspectivas da economia brasileira para 2015”. “No dia 11, que é uma terça-feira, haverá uma palestra com tema “Mudanças de hábitos no atendimento” com o palestrante André Tadeu, depois ainda haverá uma peça teatral para que tenhamos uma parte dinâmica”, destacou. Ainda conforme Batatinha, a Mega Palestra terminará no dia 14 de novembro, numa sexta-feira, onde a palestrante Regiane Romano discutirá sobre “Inovação e Tecnologia no Varejo”, às 9h, no Antonius Imperial, sendo finalizado com um almoço para os presentes.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
S. A. de Jesus: Secretaria de Assistência Social está fazendo triagem de famílias inscritas no Minha Casa, Minha Vida
Postado por: Letícia Oliveira / 10:43h

Muitas pessoas se inscreveram em mais uma etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida em Santo Antônio de Jesus. Essas famílias passaram por uma triagem da Secretaria de Assistência Social para que possam ser divulgados os nomes. A secretária Kátia Araújo, informou que mais de três mil pessoas se inscreveram, mas há 734 vagas com mais 20% de cadastro reserva. “Eles pedem cadastro reserva porque muitas vezes para nós pode estar no perfil, mas para a Caixa Econômica não e pode haver alguma pendência”, disse, acrescentando que irá tirar dúvidas numa reunião com o banco e divulgará as informações na imprensa. As casas serão localizadas no Salto da Onça.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
SAJ: Prefeitura já está com tudo pronto para ajudar no velório de Maria de Lourdes, garante secretária
Postado por: Letícia Oliveira / 10:11h

O corpo da senhora Maria de Lourdes, desaparecida em Santo Antônio de Jesus, foi encontrado num lixão na cidade de Gandu e foi encaminhado para o DPT Valença, onde os familiares fizeram o reconhecimento. O irmão da vítima, o senhor Miguel, até pediu uma ajuda para realizar o sepultamento da mulher. Em entrevista a Andaiá FM, a Secretária de Assistência Social, Kátia Araújo, disse que, infelizmente, essa fatalidade aconteceu e abalou a cidade. “Estávamos acompanhando ela, que tinha problema mental, já tinha feito contato com um profissional para fazer uma terapia com ela e lamentavelmente soubemos dessa tragédia”, comentou. Segundo a secretária, o serviço de funeral está aguardando a liberação do corpo pelo DPT para que possa busca-la em Valença. Ela garantiu que o caixão e velório está organizado.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
Zona rural de Santo Antônio de Jesus receberá unidade móvel de acolhimento a mulher
Postado por: Letícia Oliveira / 09:31h

O município de Santo Antônio de Jesus receberá a visita de uma Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher. Em entrevista a Andaiá FM, Yonara Almeida Peixoto, coordenadora do CREAS e presidente do Conselho Municipal da Mulher e a Secretária de Ação Social do município, Kátia Araújo, falaram sobre essa iniciativa. Inicialmente a secretária explicou que a partir de amanhã, quarta-feira (15) e na quinta-feira (16), a cidade receberá essa unidade que oferecerá serviços pertinentes relacionados à mulher como a questão da renda, saúde, bolsa família, mulher como mãe, esposa e cidadã, dentre outros. Segundo ela, a unidade pertence à Secretaria de Políticas a Favor da Mulher e é a primeira vez que estará no município. A unidade estará amanhã na Sapucaia durante a tarde e na quinta na Vila Bonfim por todo o dia.

Yonara destacou que essa unidade móvel é exclusiva para atender as mulheres de comunidades rurais, tendo como foco a questão da violação ao direito da mulher, é uma articulação do Governo Federal e Estadual em parceria com as prefeituras. “Somos lisonjeados de receber uma unidade móvel, sabemos que a mulher da zona rural carece muito de ter esse serviço por questões da logística e a unidade tem uma equipe coordenada de psicólogos, assistentes sociais e advogados que oferecerão esse serviço de orientação e apoio psicológico relacionados à mulher”, ressaltou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
S. A. de Jesus: Anatália Mercês convida moradores da Urbis II e bairros vizinhos para reunião da Associação
Postado por: Letícia Oliveira / 08:07h

A Presidente da Associação de Moradores da Urbis II e bairros vizinhos, Anatália Mercês, informou que os moradores da Salgadeira, Urbis II, Salomão, Eufrosina Couto e Lagoa Dourada deverão participar da reunião que acontecerá nesta terça-feira (14), às 19h, no CSU. As reuniões acontecem nas primeiras terças de cada mês, porém não foi possível ser realizada na última terça-feira e será feita hoje (14). “Independente de ser associado ou não os moradores devem participar cada vez mais das reuniões para que possamos planejar as ações do bairro”, disse.

Festa do Comerciário: O outro lembrete feito por Anatália, que também faz parte do Sindicato dos Comerciários, foi a comemoração do dia dos comerciários, que será na próxima segunda-feira (20). A festa será realizada no SESC, porém só será possível o acesso ao local com a carteirinha do SESC ou do Sindicato. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
SAJ: Moradora do Jardim das Árvores diz que máquina da prefeitura estragou encanação da sua casa
Postado por: Letícia Oliveira / 07:48h

A senhora Mariana, residente no Jardim das Árvores em Santo Antônio de Jesus reclamou de um estrago feito em sua rede de água devido ao trabalho mal feito da prefeitura, conforme alegou. Ela informou que há 15 dias a máquina passou no local e acabou com toda a encanação da sua casa e da sua vizinha. “Já procuramos a Embasa e o atendente disse que não podia resolver, já fomos na Prefeitura e um homem de nome Sandoval pegou meu telefone duas vezes dizendo que ia resolver, mas até agora eu estou esperando”, disse, acrescentando que é impossível usar água do chuveiro ou da pia. Mariana pediu uma providência urgente.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
S. A. de Jesus: Audiência Pública discutirá acessibilidade das pessoas com deficiência nesta terça (14)
Postado por: Letícia Oliveira / 07:24h

O Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Josiel Barreto, em entrevista a Rádio Recôncavo FM falou sobre a audiência pública que acontecerá na próxima semana. Ele explicou que tratará do tema Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Direito das Pessoas com Deficiência, tendo como público alvo, pessoas com deficiência, o Poder Público, a Sociedade Civil organizada e todas as pessoas interessadas nas questões relacionadas a pessoas com deficiência na cidade. “Essa audiência surgiu a partir das discussões do Conselho Municipal, onde entendemos que a situação da acessibilidade no município de Santo Antônio de Jesus é muito grave e é necessário ter ações efetivas para melhorar essa questão”, explicou, acrescentando que nesse debate surgiu a questão da audiência para a mobilização das pessoas com deficiência e do Poder Público para com esse importante segmento dentro da sociedade Santoantoniense. Josiel destacou que faz parte disso algumas ações feitas na semana da pessoa com deficiência e culminará com a audiência, onde é esperado que saia um documento com propostas, que será enviada a todos os órgãos do município de Santo Antônio de Jesus para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência aos serviços públicos do município. A audiência nesta terça-feira (14), a partir das 14h, na Câmara Municipal de Vereadores.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
Santo Antônio de Jesus: Cidadão reclama das estradas vicinais do Jogo da Bola
Postado por: Letícia Oliveira / 07:20h

Em contato com a Andaiá FM, o senhor Emanoel, residente no Jogo da Bola, zona rural de Santo Antônio de Jesus reclamou das obras incompletas das estradas vicinais. Ele disse que a administração municipal consertou a estrada do Casco, Joeirana, uma parte da Casaca de Ferro e, enquanto isso, o local onde mora está intransitável, visto que as pessoas estão com dificuldade de sair de lá para chegar ao centro da cidade. “Os moradores estão revoltados com isso e o prefeito teve uma votação maciça nessa localidade. As pessoas ficam preocupadas em como sairão de casa para ir ao centro fazer feira aos sábados”, frisou. Ainda segundo Emanoel, a situação está muito difícil e é preciso tomar uma providência por parte da prefeitura. “O povo está vendo isso, não pense que deixamos passar as coisas”, garantiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
14
Out
Salvador sediará encontro de 'Ufologia Avançada' no próximo sábado
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 06:58h

O I Encontro de Ufologia Avançada da Bahia será sediado no próximo sábado (18), no Hotel Golden Park, na Pituba. Entre os palestrantes do evento, que tem como tema “Abduções alienígenas, segredos governamentais e a hora do contato definitivo”, estarão o editor da revista UFO, A. J. Gevaerd e o co-editor, Marco Petit. A publicação é um das organizadoras do encontro, que também terá como palestrantes a diretora da Unikósmica, Ana Santos, e o dirigente do Centro de Estudos Exobiológicos Ashtar Sheran (CEEAS). As palestras serão ministradas entre as 9h30 e as 18h e o ingresso custa R$ 50. Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com a organização pelos telefones (71) 3234-3689 e (71) 8788-1947.

Comente agora
13
Out
S. A. de Jesus: Moradores da Avenida Beira Mar ameaçam manifestação por conta da rede do esgoto na localidade
Postado por: Anacley Souza / 14:52h

Moradores da Avenida Beira Mar em Santo Antônio de Jesus entraram em contato com a Andaiá FM para mostrar sua insatisfação em relação a rede de esgoto da localidade que estava sendo revitalizada. Segundo informações, as obras estão paradas e um matagal já toma conta do local que obstrui todo o canal e em época de chuva chega a alagar várias casas nas proximidades, “queremos uma posição dos órgãos públicos, estamos no meio do mato tendo que lutar com bichos. Não aguentamos mais”, fala um morador indignado.  Eles disseram que entraram em contato com a secretaria de infraestrutura do município, mas não obtiveram uma resposta positiva diante do assunto. Os moradores ameaçam fechar a via em manifestação caso a situação não seja revertida, “Limparam no bairro do Mutum e outras localidades e nos esqueceram então se não vierem nos dar uma posição vamos fechar a rua”, ameaça morador.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
13
Out
SAJ: Representantes das Entidades Empresariais se reúnem com presidente da JUCEB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:11h

Visando a obtenção de melhorias para o escritório regional da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) em Santo Antônio de Jesus, o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (ACESAJ), Marcelo Coutinho, o diretor das Entidades Empresariais santoantonienses, Joel Lessa e o gerente das Entidades, Wenderson Britto, participaram de uma reunião na última segunda, 06, na sede da Junta, na capital baiana com o presidente e o secretário geral da JUCEB, Francisco Nobre e Hélio Portela, respectivamente. Durante a reunião, os representantes do órgão do Estado pontuaram a referência do escritório regional de Santo Antônio de Jesus na agilidade do envio de documentos e liberação de processos.

Abrangência do escritório regional

O escritório da JUCEB na cidade, com uma estrutura moderna que proporciona conforto e comodidade aos usuários dos serviços, abrange uma média de 40 municípios circunvizinhos como Cruz das Almas, Castro Alves, Gandu, São Felipe, Laje, Muritiba e Amargosa. Em 2007 e 2009, ganhou o prêmio Troféu de Ouro pela agilidade e praticidade no atendimento. (Ascom ACESAJ)

Comente agora
13
Out
Conceição do Almeida: CAPS está sem medicamentos há um mês, denuncia moradores
Postado por: Samile Macêdo / 11:21h

Moradores do município de Conceição do Almeida buscaram contato com a Rádio Recôncavo FM, na manhã desta segunda-feira (13), para relatar que o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) da cidade está sem medicamentos há cerca de um mês. Os residentes apelam para que a Secretaria de Saúde procure resolver rapidamente a situação. “Estamos sendo  prejudicados com essa falta de remédios, eles tem que resolver logo o problema, já estamos cansados de esperar”, desabafam.

Redação Voz da Bahia/ Samile Macêdo

Comente agora
13
Out
S. A. de Jesus: Terreno abandonado está sendo usado como depósito de lixo; diz morador
Postado por: Samile Macêdo / 10:48h

Um morador, que não quis se identificar residente na Rua 28 de Maio, bairro Alto Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a Rádio Recôncavo FM, durante a manhã desta segunda-feira (13), para reclamar sobre um terreno abandonado. Segundo o denunciante, o baldio está cheio de lixo e vem prejudicando a população por causa do mau cheiro e exposição a doenças. O morador solicita que o setor de Vigilância Sanitária do município e a Secretaria de Infraestrutura tomem as devidas providências para resolver o problema imediatamente. “Como está não pode ficar, eles têm que resolver logo essa situação”, relata.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com