As comentadas

Boa noite , Quinta-feira, 21/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

06
Ago
Stº. Antº. de Jesus: Cidadão denuncia exploração do trabalho infantil na Feira Livre
Postado por: Letícia Oliveira / 10:44h

Um cidadão que preferiu não se identificar denunciou a exploração do trabalho infantil na Feira Livre de Santo Antônio de Jesus, em contato com a Recôncavo FM. De acordo com o homem, menores estão trabalhando no barracão de farinha, amarrando sacos e pegando pesos. “Já estive no Conselho Tutelar por duas vezes e até hoje, não obtive resultado, isso tem mais de dois meses. Eles disseram que quando tivesse um tempinho iriam lá na feira, enquanto isso os menores continuam trabalhando”, ressaltou, acrescentando que as crianças estão trabalhando constantemente, fato considerado errado pelo mesmo. O denunciante, que é cliente da feira, disse que essa situação precisa ser interrompida o mais rápido possível, “eles têm de 13 anos abaixo, estou muito incomodado com isso”, completou. Ele destacou que lugar de criança é na escola e não é isso que se vê. Ainda conforme o cidadão, o proprietário do box, que colocou os menores para trabalhar, alegou que era melhor ver as crianças trabalhando do que roubando pelas ruas da cidade. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
06
Ago
GANA transforma realidade de agricultores em Santo Antônio de Jesus através do Projeto Brotar Nascentes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:27h
O Pojeto Brotar Nascentes é realizado pelo Grupo Ambientalista Nascentes – GANA e patrocinado pela Petrobras, desde o ano de 2010. O objetivo é recuperar corpos hídricos degradados e contribuir para a sustentabilidade ambiental e econômica em propriedades rurais do município de Santo Antônio de Jesus- BA. São realizadas ações educativas e de mobilização social que melhoram a qualidade de vida da população e contribuem para o fortalecimento coletivo das comunidades rurais. Os mutirões de plantio realizados no período de chuva estão permitindo a interação de agricultores, comunidade estudantil e outras comunidades que colaboram voluntariamente com a causa. Nos últimos meses foram plantadas mais de 1.500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e espécies frutíferas economicamente viáveis, divididas em propriedades da zona rural do município. Grande parte das mudas utilizadas no reflorestamento é produzida no Centro de Educação Ambiental e Viveiro do GANA, localizado no Campo do Governo. O Brotar Nascentes já atuou em mais de 30 hectares de matas ciliares das microbacias do Rio Taitinga e Rio Da Dona e a previsão é de recuperar mais 24 hectares até 2015. (Ascom/Laiana Vieira)
Comente agora
06
Ago
S. A. de Jesus: Usina de incineração de lixo hospitalar está poluindo o ar com fumaça tóxica, informa moradores do Serenhém
Postado por: Letícia Oliveira / 09:26h

Algumas pessoas entraram em contato com a Recôncavo FM, para reclamar de uma usina que incinera lixo hospitalar na localidade do Serenhém, zona rural de Santo Antônio de Jesus. De acordo com eles, o local está poluindo a região com fumaça tóxica, que está prejudicando a saúde dos moradores. Os denunciantes relataram que a usina não tem filtro e a fumaça fica se espalhando no ar com substâncias químicas.

Comente agora
06
Ago
"Ação Cidadã - Sou Pai Responsável já atendeu mais de 10 mil pessoas em Stº. Antº. de Jesus", diz defensor
Postado por: Letícia Oliveira / 09:10h

A Defensoria Pública do Estado da Bahia realiza a Ação Cidadã - Sou Pai Responsável todos os anos especialmente durante o mês de agosto por causa do Dia dos Pais. O objetivo é orientar as famílias mais necessitadas da população baiana a respeito dos conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares, buscando reduzir a demanda da área, que é a maior atendida pela instituição atualmente. Através da mediação, conciliação e realização de exames gratuitos de DNA, a Ação percorre as cidades onde há Defensoria Pública desde 2008. Em entrevista a Andaiá FM, Dr. Márcio Marcílio, defensor público de Santo Antônio de Jesus, informou que normalmente inúmeros exames do tipo são realizados desde quando começou o projeto em 2007 em todo o Estado da Bahia. “Já atendemos mais de 10 mil pessoas, na nossa regional em Santo Antônio de Jesus quinzenalmente fazemos coleta de DNA, mas só atendemos as comunidades de Varzedo e Dom Macedo Costa normalmente”, disse, acrescentando que por ser um reinício de comemoração da campanha a 6ª Regional Defensoria Pública fará a coleta de todas as cidades circunvizinhas. As coletas serão realizadas nos dias 7 e 8 pela manhã e a tarde, de 8h às 12 e de 14h ás 18h. Marcílio explicou que normalmente o pai ou a mãe procura o órgão a fim de saber a paternidade da criança e em caso de outros familiares questionarem, é indicado que esses levem os pais da criança na Defensoria. Para maiores informações os interessados devem entrar em contato com o número (75) 3632-0712.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
06
Ago
Romaria para Bom Jesus da Lapa atrai cerca de 400 mil pessoas nesta quarta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:39h

A cidade de Bom Jesus da Lapa recebe até esta quarta-feira (6) cerca de 400 mil pessoas para a romaria do Santuário de Bom Jesus, cujo tema este ano é "Jesus, o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem", uma das três maiores do Brasil. Fiéis de toda a Bahia vão anualmente para a cidade em uma tradição que começou em 1681, quando o português Francisco de Mendonça Mar chegou ao local portando uma imagem do Bom Jesus. A programação dos festejos conta com missas desde as 07h e uma procissão que percorre toda a cidade às 17h. Para auxiliar os romeiros, o Santuário disponibiliza assistência social e ambulatorial, e de acordo com a Secretaria do Turismo da Bahia, a cidade dispõe de uma rede de hospedagem de hotéis, pousadas, rancharias e casas para aluguel para descanso dos fiéis. (BN)

Comente agora
05
Ago
Prefeito de São Francisco do Conde pede reforma nas BAs 522 e 523
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:51h

Recém empossado como prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida (PP) solicitou ontem ao governador Jaques Wagner a ampliação e recuperação das rodovias BA-522 e BA-523. Almeida ascendeu a chefe do Executivo após o falecimento de Rilza Valentim e, segundo ele, o pedido a Wagner é apenas um reforço de um antigo pleito de sua antecessora. A obra é de extrema importância para a Região Metropolitana. A BA-522 faz a ligação com a BR-324 ao município de Candeias. E a BA-523, liga Candeias a Madre de Deus e Candeias a São Francisco do Conde, passando pelos distritos de Jabequara e Caípe. “Viemos também reafirmar o compromisso com a continuidade do projeto para São Francisco do Conde”, garantiu o prefeito.

Comente agora
05
Ago
Presidente da Coopersaj desabafa: "Somos considerados clandestinos pelo município e estado"
Postado por: Letícia Oliveira / 21:36h

Algumas críticas foram feitas a respeito do horário de saída e chegada dos transportes alternativos, que fazem linha para cidades vizinhas a Santo Antônio de Jesus e para Bom Despacho. Em entrevista a Recôncavo FM, Gilberto Macedo, presidente da COOPERSAJ, empresa responsável, explicou que existem localidades que tem um fluxo de passageiros pequenos, então não há veículos com a margem de horário pequena, “Cruz das Almas, por exemplo, tem vans de 15 em 15 minutos, Conceição do Almeida tem de 25 em 25 minutos, Bom Despacho já demora um pouco mais por que não é o mesmo fluxo de passageiros, então não temos como fazer essa fiscalização específica”, destacou. Segundo ele, os veículos só saem do ponto quando estiverem com o número completo de passageiros, isso em algumas linhas, em outras não, pois depende do fluxo das cidades. Os passageiros relataram que alguns desses veículos ficam rodando pela cidade antes de tomar seu destino, a fim de encontrar mais viajantes. Sobre essa questão, Gilberto comentou que não tem ciência do fato, mas se realmente estiver ocorrendo é responsabilidade da fiscalização da Superintendência Municipal, até por que, segundo ele, a Coopersaj não tem o direito de sair pelo centro fazendo esse trabalho, pois seu setor de fiscalização é no transbordo.

Fiscalização da Agerba: A respeito da situação da Agerba, ele ressaltou que é constrangedor estar dando declarações com relação a essa empresa, pois não tem nada contra os agentes que fazem o serviço de pista, mas sabe que se houver uma ajuda dos governantes municipais e estaduais, obviamente, a fiscalização seria combatida. “Falta mais um pouco de interesse das nossas autoridades”, frisou, acrescentando que a organização do transporte alternativo seria uma opção de evitar a fiscalização da Agerba. Finalizando a entrevista ele disse: “Somos considerados clandestinos por que o município e estado não querem organizar nossa situação para que possamos transitar livremente”.

Reforma na Estação de Transbordo: Conforme relatou Macedo, o prefeito disse que tinha interesse em realizar uma reforma para melhorar o local, porém não é um projeto de momento, visto que não há previsão para acontecer.

Comente agora
05
Ago
Trinta e quatro vans que realizavam transporte irregular são apreendidas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:50h

Uma operação para combater o transporte irregular nas ruas de Vitória da Conquista, localizada no sudoeste da Bahia, apreendeu 34 vans nesta terça-feira (5). Além de não possuir autorização para transportar passageiros, algumas das vans apreendidas estavam com licenciamento vencido, falta de seguro obrigatório, não possuíam tacógrafo, que é o aparelho que registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida. Até motorista dirigindo com carteira de habilitação vencida e sem possuir curso especial para o transporte de passageiros ou alvará da prefeitura foi encontrado. O comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Souza Lima, destacou que o transporte clandestino dificulta a identificação de criminosos. "As pessoas ficam à mercê de diversos crimes, como sequestros e assaltos". As vans foram apreendidas e conduzidas para o pátio da PRE e serão liberadas assim que a situação do veículo for legalizada. (G1)

Comente agora
05
Ago
Efetivo da guarda municipal não é suficiente para demanda de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 16:35h

Em entrevista a Andaiá FM, o Comandante da Guarda Civil de Santo Antônio de Jesus, Raimundo Pinto, falou sobre o efetivo de homens e armamento ideal para o município. De acordo com ele, a questão do armamento é uma situação complexa, pois é preciso tomar quase 400 horas de curso para armar a guarda municipal, “tem que ter apoio da Polícia Federal, que dá todos os parâmetros para que a guarda use armas”, disse. Segundo ele, é preciso interesse do gestor para armar sua guarda também. Sobre as viaturas, Raimundo ressaltou que não há viaturas para a categoria, pois as existentes quebraram, salientando que o prefeito já está providenciando os veículos. A respeito da remuneração, ele disse que houve alguns ganhos em risco financeiro, foi possível fazer a revisão de horas extras, mas não está no parâmetro preferencial, apesar de ter melhorado bastante. “Nosso efetivo é muito baixo para a necessidade do município, hoje temos 69 guardas”, frisou, acrescentando que o correto seria ter 75.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
05
Ago
Diretor dos DPTs do interior propõe mudanças para o departamento de Stº. Antº. de Jesus, informa coordenador
Postado por: Letícia Oliveira / 14:41h

O Diretor do DPT (Departamento de Polícia Técnica) do Interior, João da Costa da Assunção, esteve em Santo Antônio de Jesus para realizar uma vistoria no DPT do município. Em entrevista a Recôncavo FM, o coordenador do departamento, Ricardo Nery, informou que é uma visita de rotina, que o diretor está fazendo, com discussões por todo o interior do estado, inclusive já marcou para retornar à cidade. “Ele trouxe algumas novidades e rotinas administrativas que precisam ser alteradas, também os novos paradigmas que precisamos ter dentro da polícia técnica. De certa forma, ele fez uma auditoria dos nossos procedimentos e propôs algumas mudanças”, disse. De acordo com Ricardo, o diretor constatou que alguns procedimentos precisam ser melhorados dentro do funcionamento do DPT.

Laudos de Amargosa: A respeito dos laudos de Amargosa, ele relatou que na última sexta-feira (01), os laudos seguiram para a Diretoria Geral do Departamento de Polícia Técnica e consequentemente já estão à disposição da Corregedoria da Polícia Civil e do Coordenador da Civil da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Roberto Guimarães. “Todo procedimento de justiça corre em segredo, só quem poderá abrir para a imprensa ou não o resultado é o coordenador que está investigando o caso”, frisou, acrescentando que foram feitos 24 exames periciais no local, fora outros laudos complementares, que são necessários, desses alguns ainda estão pendentes em Salvador. Nery não divulgou nenhuma informação sobre o resultado do laudo.

Falta de energia no DPT: De acordo com informações, o DPT de Santo Antônio de Jesus está sem energia. Questionado se as providências estão sendo tomadas para resolver o problema, o coordenador destacou que a intensidade das chuvas dos últimos dias atingiu a tubulação de rede elétrica e fechou um curto circuito. “Dos nossos três prédios, um está todo escuro. Isso já foi informado à diretoria e a Prefeitura Municipal, pois foi pedido apoio”, salientou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
05
Ago
Stº. Antº. de Jesus: Após aprovação de lei, condutores de cinquentinhas terão desconto em auto escolas
Postado por: Anacley Souza / 13:48h

Foi sancionada a lei que obriga que motos de até 50 cilindradas sejam registradas e licenciadas para circular na cidade de Santo Antônio de Jesus. A lei foi discutida na sessão na Câmara de Vereadores desta segunda-feira (04) e entra em vigor em 90 dias. Em entrevista a Recôncavo FM, a Promotora Aline Cotrin informou que não foi tratada ainda a questão de habilitação, que é uma obrigação federal vigente, onde exige que quaisquer condutor de veículo seja habilitado, “quem conduz um veículo, sendo cinquentinha ou qualquer outro sem habilitação é passivo de multa pela lei”, salientou. Ela ressaltou que um sistema de informação e conscientização estará sendo desenvolvido na cidade no intuito de conscientizar os motoristas e afirma que o cidadão que não se adequar a lei até o prazo estipulado será punido, completando ainda, a entrevistada explicou que é preciso realizar blitz educativa, orientando a população a qual órgão deve procurar e como proceder, "após esse prazo deverá ser cobrado dos condutores das cinquentinhas o mesmo rigor que é cobrado para qualquer veículo”, frisou.

Comente agora
05
Ago
Confira as novidades da Ótica Silveira em Santo Antônio de Jesus; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:02h

  1. Passe nas Óticas Silveira em Santo Antônio de Jesus e confira os mais novos lançamentos de óculos.  A Ótica  oferece uma variedade de modelos e dispõe de grandes marcas como Ray Ban, Vouge, Carolina Herrera, Arnette, Colcci, Red Nose, Guga, Optimax, Top Line, Cristal, Keeper, Planet, Green, Corolla e Mormaii.  Para a criançada você encontra:  Disney, Lookids, Bem 10 e Power Grils.  Além de um ambiente agradável  o cliente é atendido por profissionais do ramo. 
  2. Ótica Silveira ajudando você enxergar melhor! 
  3. Praça Félix Gaspar, 145, Centro, Santo Antônio de Jesus / BA
  4. Telefone: (75) 3631-5872
Comente agora
05
Ago
S. A. de Jesus: Idoso pede ajuda para realizar exames médicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:38h

Debilitado e apoiado a um guarda-chuva, Hermes Souza, 59 anos, morador do bairro Amparo em Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a Recôncavo FM na manhã desta terça-feira (05) no intuito de receber uma ajuda para realiza exames médicos. Segundo informou o cidadão, ele é portador de doença de chagas e está com um problema no nervo ciático que o impede de caminhar longas jornadas, “eu trabalhava como ambulante, mais com essa perna do jeito que tá e muito doente não tenho como trabalhar”, relata. Hermes informou em entrevista que após passar por consulta médica, o especialista lhe pediu que fossem feitos dois exames para dar um diagnóstico preciso de sua atual situação de saúde, no entanto os procedimentos não são realizados na rede pública de saúde e este por sua vez não se encontra em condições de pagar devido a sua situação financeira precária, “são dois exames, um holter e um ecocardiograma que custam R$ 120 reais”, comenta. O cidadão pede para que entidades pública ou privada venha lhe auxiliar diante desta situação para poder realizar o procedimento médico. Os interessados em ajudar este cidadão devem entrar em contato com o telefone (75) 3631-2538. 

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
05
Ago
Novo prefeito de São Francisco do Conde exonera ex-marido de Rilza Valentim
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:02h

Depois de trocar o chefe de gabinete e cinco secretários municipais nomeados pela falecida prefeita Rilza Valentim (PT), o novo prefeito da cidade de São Francisco do Conde, Evandro Almeida (PP), exonerou o ex-marido de Valentim e secretário de Infraestrutura e Obras, Joaci Pena. Não esperou nem esfriar a cadeira!

Comente agora
05
Ago
Ação Cidadã Sou Pai Responsável intensifica realização gratuita de exames de DNA em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:20h

Pelo oitavo ano consecutivo, a Defensoria Pública da Bahia vai intensificar, no período de julho e agosto, a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade, como parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Desde 2007, quando foi criada, a campanha já beneficiou mais de 10 mil famílias baianas. Por meio da iniciativa, pessoas que não podem pagar um advogado têm a possibilidade de procurar a Defensoria Pública para resolverem conflitos familiares a partir de mediações e, ainda, realizar exames de DNA gratuitamente, com a inclusão do nome do pai no registro de nascimento do filho. Para a realização do teste, é necessária apenas a coleta de material salivar da mucosa bucal. O exame é rápido, simples e indolor e acontecerá em Salvador e no interior do estado. Na capital, os atendimentos acontecerão no Núcleo de Mediação Familiar da Defensoria Pública da Bahia, de 30 de julho a 8 de agosto, das 8h às 17h. O Núcleo funciona na Rua J.J. Seabra, s/n, 2º andar do Shopping Baixa dos Sapateiros. Após a coleta do material, mães e possíveis pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados pela Instituição a entrarem em um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e quanto às ações decorrentes desta – pensão alimentícia, guarda, entre outras.

Comente agora
05
Ago
Fornecimento de energia será interrompido na Cidade de Nazaré na próxima quinta-feira (07)
Postado por: Anacley Souza / 10:07h

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira (07), das 09 ás 15h em alguns bairros da cidade de Nazaré das Farinhas para realização de melhoramento na rede de distribuição. Estão na relação, Fazenda dos Remédios, Rua Nazaré e Rua nova Brasília. A Coelba informou em nota que esta é uma atividade rotineira em todas as concessionárias de energia e que visa assegurar a qualidade e confiabilidade do atendimento aos seus clientes. Os serviços poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para a segurança dos consumidores, o órgão alerta que eventuais reparos internos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante a interrupção do fornecimento. Maiores informações entrem em contato com a central de tele atendimento pelo telefone 0800 071 0800.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
05
Ago
Procon Itinerante leva atendimento a consumidores de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 09:52h

O PROCON-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), deu início as suas atividades nesta segunda-feira (04), em Santo Antônio de Jesus. Em entrevista a Recôncavo FM, Alicia Ribeiro representante da entidade, informou que a finalidade do serviço é tentar resolver as questões onde  o consumidor se encontra insatisfeito com a compra de algum produto que apresente defeito ou em reclamações como telefonia e internet. “É importante salientar que para fazer quaisquer denuncia é necessário à apresentação da declaração de compra ou nota fiscal do produto”, sinaliza. Segundo Ribeiro, as queixas em relação aos serviços prestados pelas operadoras de telefonias são crescentes não só na Bahia como em todo o território nacional, “você compra um pacote de serviço, paga todas as faturas e mesmo assim não funcionam como o esperado. Pior é quando queremos cancelar e ficamos horas no telefone sendo atendidos por mais de dez pessoas que não sabem como proceder nem resolve sua questão”, fala. O PROCON Itinerante está localizado na Rua Saldanha Marinho, 72 1º andar, Centro de Santo Antônio de Jesus.

Redação Voz da Bahia

 

Um comentário
05
Ago
S. A. de Jesus: Sem acessibilidade, cidadão pede ajuda para construir rampa
Postado por: Anacley Souza / 08:58h

Um cidadão de prenome Adriano, Residente na Rua Cosme e Damião, entrou em contato com a Andaiá FM para fazer um apelo. Sem acessibilidade na comunidade onde reside, o cidadão que é cadeirante, informou que por diversas vezes já caiu ou teve sua cadeira danificada pelos buracos existentes na pavimentação. Ainda de acordo o cidadão, é necessário a construção ou reforma das rampas no local, “tem a escada e tem uma rampa que já está bastante deteriorada, já pedi a diversos órgãos públicos e até a um vereador para fazer algo para pelo menos melhora a situação mais nada foi feito”, relata. Diante da dificuldade, Adriano pede  que a administração pública ou secretaria responsável e até mesmo algum cidadão que se compadeça da situação o ajude a construir uma rampa no local para que ele possa se locomover sem nenhum percalço, “eu tenho parte do material, como areia, brita e blocos, só preciso mesmo de cimento para fazer”, completa.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
05
Ago
S. A. de Jesus: Cidadão diz que está sendo ameaçado de morte por moradores
Postado por: Anacley Souza / 08:15h

 Preocupado com o que possa acontecer, o cidadão que se identificou como Antônio Lisboa, popularmente conhecido como "Doga", entrou em contato com a Recôncavo FM para relatar que está sendo ameaçado de morte. Segundo informou, após uma rixa entre seus filhos e populares residentes na Rua do Calabar em Santo Antônio de Jesus, vem constantemente sendo ameaçado por algumas pessoas. “Já dei queixa e estou aguardando a decisão da justiça. Não somente eu como também meu pai, que já é um senhor idoso, vem sendo perseguido. Diversas vezes já deram tiros em direção em a minha”, relata. Temendo pela sua vida, o denunciante pede para que a polícia tome providência diante do assunto antes que algo pior possa acontecer.

Redação Voz da Bahia 

Comente agora
04
Ago
SAJ: População do Cruzeiro do Riachão está sem água há 2 semanas, reclama morador
Postado por: Letícia Oliveira / 16:27h

O problema no abastecimento de água também afeta a zona rural, porém a culpa dessa vez não é da Embasa e sim de um cidadão, que é responsável por ligar a bomba de abastecimento da rede, de acordo com os relatos de um morador do Cruzeiro do Riachão, em Santo Antônio de Jesus, identificado como Emanuel. Ele entrou em contato com a Recôncavo FM, para contar que essa pessoa fechou o aparelho alegando falta de pagamento por parte da prefeitura, “ele se recusa a abrir a água e nós estamos há 2 semanas sem o abastecimento”, completou. Segundo ele, o Poder Público Municipal ainda não foi informado sobre o fato. Emanuel explicou que o posto de saúde da localidade está fechado pela falta de água.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

2 comentários
04
Ago
Frentistas do interior da Bahia poderão aderir a greve, segundo diretor do sindicato
Postado por: Letícia Oliveira / 15:03h

Os frentistas dos postos de combustíveis da Bahia entraram em greve nesta segunda-feira (4) buscando aumento salarial. Paulo Félix, diretor do sindicato, em entrevista a Recôncavo FM, informou que a greve se iniciou às 00h, representando 327 municípios do estado, “nosso movimento está evoluindo, ganhando corpo, em Salvador já temos uma grande parte de postos parados, em Feira de Santana também, assim como em Camaçari e Juazeiro”, disse. Segundo ele, a cada momento do dia um posto de combustível fecha suas portas aderindo a greve mesmo com a pressão do Patronal ameaçando demitir. Paulo explicou que há 90 dias essa categoria vem buscando uma negociação para evitar a greve e o Sindicato Patronal não demonstra nenhuma vontade de avançar na pauta de reivindicação. “Eles não querem nem discutir essa pauta. Temos a questão da colocação do plano de saúde para os trabalhadores, quando colocamos isso na mesa o patronal não se importa. Hoje o piso de um frentista na Bahia é de R$ 724,00 mais os 30% de periculosidade, então significa que o piso hoje é um salário mínimo, temos um auxílio alimentação que é de R$ 54,00 e se dividir isso pelos dias trabalhados dá pouco mais de R$ 5,00 por dia, se um posto é assaltado o frentista paga por isso, pagamos cartão clonado, cheque sem fundo, dentre outros, tem trabalhador que fica devendo a empresa no final do mês”, esclareceu. O diretor do Sinposba ressaltou ainda que a proposta foi de 6% de aumento, porém os funcionários pedem 14% de reajuste salarial. Félix garantiu que a greve poderá se expandir pelo interior da Bahia, inclusive em Santo Antônio de Jesus.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
04
Ago
Pane em operadora de telefonia deixa cidades da BA sem internet e celular
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:25h

Uma pane no sistema da operadora OI prejudicou a rotina dos moradores de Juazeiro, Senhor do Bonfim e outras cidades do norte da Bahia na manhã desta segunda-feira (4). Em Juazeiro, muitas pessoas não conseguiram utilizar o telefone celular, nem acessar a internet. No comércio, o sistema de pagamento com cartão ficou fora do ar. O atendimento nos bancos e em órgãos públicos também foi prejudicado na cidade. Em nota, a operadora OI informou que a pane foi causada pelo rompimento de fibras óticas durante obras realizadas por outras empresas na BA-093. De acordo com a empresa, equipes técnicas foram encaminhadas ao local e os serviços foram normalizados por volta das 11h30. (G1)

Comente agora
04
Ago
S. M. das Matas: Após reclamação, secretário de saúde diz que chamou a atenção de recepcionista de posto; servidora responde
Postado por: Letícia Oliveira / 14:10h

Após a reclamação feita por uma moradora da cidade de Muniz Ferreira, alegando que a recepcionista de um Posto de Saúde da cidade teria negado dar o medicamento, o secretário municipal de saúde, Artur Garcia, esteve na Rádio Andaiá FM, para esclarecer os fatos que aconteceram. Inicialmente ele elogiou o trabalho do prefeito Teté, que, segundo o mesmo, tem sido excelente, “ele trabalha dia e noite para o bem da população, que tem presenciado”, disse. O secretário destacou que está ciente da situação, inclusive a cidadã ligou para ele informando o que tinha acontecido na unidade de saúde, “ela me disse que a atendente a tratou mal e falou alguns palavrões, porém como gestor temos que ver os dois lados e imediatamente eu expliquei que iria conversar com a atendente”, comentou, acrescentando que conversou com a acusada de maus tratos e com as testemunhas que estiveram no momento do ocorrido. Segundo ele, a recepcionista relatou que a mulher chegou com a requisição médica querendo um medicamento líquido para criança, porém no posto de saúde só tinha o remédio em comprimido, sendo assim, após explicar o fato, pediu que a mesma retornasse a clínica para pedir outra receita ao médico. “A atendente me contou que a paciente não quis voltar para pedir outra receita na clínica e começou a se desentender com ela”, contou, afirmando que pediu a servidora para que evitasse esses tipos de situações. Ainda conforme Arthur, nesses casos os trabalhadores devem encaminhar esses cidadãos para a Secretaria de Saúde do município, onde ele estará pronto para resolver os problemas.

Atendente do Posto de Saúde responde: A recepcionista do Posto de Saúde em questão entrou em contato com a emissora de rádio para se defender. Conhecida como Neia, ela relatou que o prefeito quer que os seus servidores tratem as pessoas da mesma forma sem indiferença e o fato da paciente ter ficado chateada foi por que não tinha o remédio em líquido e não quis mudar a receita, “ela não gostou e começou a me maltratar, eu sou uma pessoa evangélica, trato todos bem, mas do jeito que ela me tratou não está certo. Tenho provas de colegas que estavam comigo na hora”, explicou, completando que quando tem médico na casa se pede para que os profissionais façam uma nova receita, porém no momento o médico havia saído.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
04
Ago
S. A. de Jesus: Cidadã reclama da falta de faixas de pedestres no centro da cidade
Postado por: Anacley Souza / 12:04h

Em contato com a Andaiá FM na manhã desta segunda-feira (04), uma cidadã de prenome Mônica falou a respeito da inexistência de faixas de pedestre no centro da cidade. Segundo ela, o tráfego de veículos é bastante intenso na Rua Celestino Pimenta, principalmente no trecho em frente ao ponto de ônibus, “não conseguimos transitar em segurança principalmente porque não existe a faixa para pedestres. Alguns motorista cedem para que possamos passar, outros não e ficamos no impasse disputando espaço com os carros e as motos”, falou. A cidadã pede que a superintendência de trânsito do município agilize o processo de sinalização na cidade e que coloque uma faixa exclusiva para pedestre naquela área.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
04
Ago
"Salvador deverá receber até 12 jogos de futebol nas Olimpíadas", diz secretário
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:56h

O secretário do Escritório da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa) em Salvador, Isaac Edington, afirmou em entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda-feira (4) que Salvador poderá receber até 12 jogos de futebol durante as Olimpíadas do Rio, em 2016. "Eu viajei semana passada ao Rio de Janeiro para uma reunião com Leonardo Gryner [diretor-geral de operações do comitê Rio 2016]. Salvador será a cidade do futebol nas Olimpíadas, junto com mais quatro sedes. A Arena [Fonte Nova] deverá receber entre 8 a 12 jogos de futebol masculino e feminino. É mais uma oportunidade de visibilidade para a cidade. Isso contribui com nossa economia", disse Isaac. Salvador foi a capital mais bem avaliada pelos leitores do portal Uol. Os internautas avaliaram desde a mobilidade até a culinária de cada estádio da Copa do Mundo no Brasil. Que venha as Olimpíadas! 

Comente agora
04
Ago
Produtores de eventos confirmam show com cantor Lázaro em Varzedo nesta terça-feira (05)
Postado por: Anacley Souza / 11:48h

No intuito de conscientizar os jovens da cidade de Varzedo alertando os perigos das drogas, o policial Bahia e o produtor Junior realizam um show ecumênico às 19h, na Praça Central do município nesta terça-feira (05). Segundo informaram ao Voz da Bahia, representantes da comunidade, em parcerias com entidades públicas e privadas estão colaborando com o evento. O Show terá a participação de pastores e padres, do cantor e Irmão Lázaro, Joyce França, Banda Ebenezer e muitas outras atrações.

  1. Produtores do evento: Bahia e Júnior
  2. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
Comente agora
04
Ago
Plantão de emergências das últimas 48h no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 10:38h

Informações do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus):

- Deu entrada an unidade hospitalar Gildásio de Oliveira Souza, 37 anos, residente no Bairro do São Benedito após ser vítima de tentativa de homicídio por arma de fogo. Segundo informações da Policia Militar, homens em uma moto deflagraram vários tiros em direção da vítima que foi atingida por um disparo nas costas. Socorrido pelo Preposto do SAMU, Gildásio passou por procedimento cirúrgico e permanece internado em observação. O crime que foi relatado no Posto Policial lotado na Unidade hospitalar está sendo investigado.

- Roque do Carmo Silva, 39 anos, residente na cidade de Coração de Maria foi vítima de acidente automobilístico. Segundo informações, a vítima colidiu sua motocicleta lateralmente com um caminhão e com o impacto foi arremessado e o veículo passou por cima de sua pena. Com graves ferimentos e uma fratura exposta, a vítima foi socorrida para uma unidade hospitalar da cidade de Conceição do Jacuípe e posteriormente transferida para o Hospital Regional passando por procedimento cirúrgico. Não há detalhes sobre o estado de saúde do mesmo.

- Joelson Paiva de Lima, 18 anos, residente na Avenida Vereador João Silva, deu entrada na emergência do Hospital Regional após ser vítima de tentativa de homicídio por arma branca. A autoria e motivação do crime estão sendo investigados. A vítima permanece internada em observação.

Comente agora
04
Ago
Salvador: Lagoa do Abaeté tem cinco pessoas assaltadas em um dia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:08h

Na música A Lenda do Abaeté, Caymmi diz que quem vai lá “vai se benzendo”, com medo das lendas da Lagoa. A dica continua valendo, mas o problema agora não é sobrenatural. No domingo, um rapaz que não quis se identificar foi assaltado por três homens armados com revólver que levaram celular e tênis. A carteira, que estava sem dinheiro, foi devolvida. Só ontem, cinco foram roubados. Após denúncias, a equipe do Correio foi ao Abaeté conversar com comerciantes e moradores. Além do rapaz, outras quatro pessoas – dois casais formados por brasileiros e turistas italianos – tiveram celulares, cartões e relógios levados por quatro homens, armados com revólver e faca, minutos depois de ir embora. Os roubos foram registradas na 12ª Delegacia Territorial (DT), em Itapuã. No sábado, por volta das 15h, uma japonesa teve a máquina fotográfica roubada. Ela foi surpreendida por um homem que sacou o revólver de dentro de um saco de latinhas. Segundo testemunhas, a mulher registrou o caso na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur). “O Abaeté está totalmente abandonado. A segurança não dá conta. Minha vida e a de qualquer cidadão que sai de casa está em risco”, indignou-se uma das vítimas. “Todos os dias tem assalto no Abaeté, mas o fim de semana é campeão”, afirmou um policial da 12ª DT. 

Comente agora
04
Ago
Secretário anuncia ordenamento da feira-livre de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 09:21h

Em entrevista a Andaiá FM, o Secretário de Indústria, Comércio e Meio ambiente do município de Santo Antônio de Jesus informou que o processo de higienização e ordenamento da feira livre terá seus trabalhos iniciados nos próximos dias. Segundo José Carlos Tonetto, a aquisição de contêineres deverá contribuir para o melhoramento do ambiente local, “adquirimos cerca de 15 caixas coletoras que serão distribuídas em todas as áreas da feira e em algumas partes onde o calçamento está deteriorado deverá receber trabalhos de concretagem”, informa.

Vendedores ambulantes: Uma ação conjunta entre a administração municipal e o pode público irá fazer um trabalho de fiscalização mais intensificado. De acordo o secretário, os ambulantes reincidentes, mesmo sendo retirados, retornam ao local, e aqueles que fazem uso das carrocerias de seus carros para amostragem e comercialização de produtos terão suas mercadorias apreendidas e o veículo guinchado, "estamos tomando providências para um local adequado para a comercialização do mercado informal”, completa.

 Redação Voz da Bahia 

Um comentário
03
Ago
Velotáxis atraem população de Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 16:38h

Os velotáxis implementados pela Prefeitura estão sendo bem requisitados pela população. Durante as 14h de funcionamento na Barra, no último fim de semana, pelo menos, 70 pessoas foram transportadas entre o Barra Center e o Porto. O número seria ainda maior, se o transporte estivesse disponível para toda a população. Ainda em fase de teste, os veículos transportam apenas idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, ou com crianças de colo. A aposentada Neyla Lins, 62, ficou encantada com o projeto. Moradora do Vale do Capão, na Chapada Diamantina (a 417 km da capital), ela veio a Salvador para visitar a família, que mora na Graça, e aproveitou o domingo para caminhar na Orla com a neta Cora, de seis anos. O passeio de velotáxi pelo percurso de 1,5 km, entre o Barra Center e o Farol, durou apenas 10 minutos, mas foi o suficiente para a surpreender.

Um comentário
03
Ago
S. A. de Jesus: Presidente da Adecoarte diz que espaço onde deveria ser Telecentro está abandonado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:48h

Hamilton Ramos, presidente da Adecoarte, com sede no Bairro São Paulo em Santo Antônio de Jesus alegou estar muito chateado com uma situação desagradável, que está tirando seu sono. Tendo oportunidade de explicitar o problema, ele esteve na Rádio Recôncavo FM e usou os microfones da emissora para explicar que a associação juntamente com alguns moradores fizeram uma Operação Tapa Buraco na quadra do bairro e já foi solicitado por diversas vezes à Prefeitura Municipal para que pudéssemos usar as salas desativadas do PETI para as crianças usarem para treinar box. “As mães também pediram e conseguimos os equipamentos, porém a Secretária de Ação Social me enrola todo dia e não resolve essa questão. Fui lá na secretaria, ela me viu, entrou em sua sala e mandou a secretária me dizer que talvez não terá condições de prosseguir com o projeto, mas avisou que é um telecentro”, salientou, acrescentando que há uma instituição no bairro que está pagando internet pensando que o telecentro, está em funcionamento. De acordo com Hamilton, apenas duas salas do espaço estão sendo utilizadas para aulas do PETI e as demais estão servindo de ponto de droga para usuários. “Já tocaram até bomba lá dentro, eles entram e pronto. Há três salas vazias, uma que disseram ser o telecentro, mas não é e outras duas que estão abandonadas. O espaço ocioso que a população quer, mas a Ação Social não se importa em fazer, então vamos usar a quadra. A área está abandonada para quem quiser entrar”, destacou. O representante da Adecoarte pede uma resposta para a Secretária de Ação Social, Kátia Araújo.

Redação e Foto Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
03
Ago
Manifestantes participam de Marcha das Vadias no ES
Postado por: Letícia Oliveira / 01:48h

Ativistas percorreram as ruas da cidade de Vitória no Espírito Santo, a conhecida 'marcha das vadias', convocada por grupos de mulheres para protestar contra a violência de gênero e o assédio sexual, se uniu neste sábado (02). As manifestações foram convocadas por diferentes grupos que percorreu o centro da cidade. "Queremos acabar com essa ideia de que as mulheres ou são santas ou são prostitutas. Não somos nem uma coisa nem outra. Somos livres", declarou, uma das organizadoras da marcha, que reuniu cerca de 800 pessoas, em sua maioria mulheres. A grande parte das participantes da marcha caminhavam de topless e distribuíram panfletos nos quais sustentam que "todas as mulheres do mundo, sejam mães, filhas, avós, prostitutas ou santas merecem respeito".

Fotos: Bruno Herculano / Futura Press

Um comentário
03
Ago
Maior motoclube do Brasil completa em 11 anos com festa em Feira de Santana
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 00:08h

Uma festa realizada neste sábado (2) em Feira de Santana celebra os 11 anos de existência do Bodes do Asfalto, considerado o maior motoclube em atividade no Brasil. Fundado em primeiro de agosto de 2003, por Edson Fernando Sobrinho, mais conhecido como Edinho, o grupo é composto por motociclistas maçons com o objetivo de unir e ajudar os integrantes pelas cidades onde eles passem. "Começamos aqui em Feira de Santana e hoje temos aproximadamente 6.380 integrantes, o maior número do país, espalhados aqui no Brasil e em outros 10 países", disse o presidente e fundador Edson Sobrinho. Segundo Edinho, "irmãos de todo o Brasil estão na festa, para celebrar o amor pela moto". Para saber mais sobre o Bodes do Asfalto, acesse o site do grupo.

Comente agora
02
Ago
Documentário “Pedalando no Sertão” mostra vida de missionário; assista
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:18h

O trabalho do Pastor Ubiratã Souza no sertão nordestino vai ser contado em um documentário. Nos últimos anos o religioso tem passado pelo sul do Piauí e pelo oeste da Bahia pedalando sua bicicleta para anunciar a mensagem do Evangelho. O ministério do pastor Ubiratã atende principalmente os mais carentes, chamado que ele recebeu aos 22 anos de idade depois de ter uma experiência espiritual que mudou sua vida. “Quando ainda era jovem, Jesus me apareceu. Vi Suas mãos, Seu sangue e demônios correndo. Desde esse dia não parei mais de pregar o evangelho; dizer que Cristo é o salvador de nossas vidas e que grandes coisas Deus têm feito por nós”, relatou ele ao site Lagoinha.com. Ubiratã resolveu comprar um chapéu e escrever “Ao Deus Desconhecido”, inscrição inspirada no versículo 23 de Atos 17 que diz: “Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio”. Por onde passou com sua bicicleta o pastor pode anunciar a Palavra de Deus, orar e ver milagres acontecendo. Muitas pessoas se converteram e foram batizadas depois de serem evangelizadas por ele.

Um comentário
02
Ago
Governador Wagner entrega títulos de terra para 40 famílias quilombolas em Maragogipe
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:56h

Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador Jaques Wagner (PT) entregou neste sábado (2) títulos de terra para as 40 famílias que vivem no Território Quilombla Salamina Putumuju, no município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano. Elas foram beneficiadas com o ato de emissão de posse da Fazenda Salamina. A incorporação da área remanescente de quilombo ocorreu apos o processo de desapropriação que contou com investimentos de R$ 2,6 milhões, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Esta é a terceira área desapropriada, que resulta em total de 1,7 mil hectare incorporado, o que equivale a 84% do terreno do Salamina Putumuju da área total de 2.061 hectares. Outros quatro imóveis em processo de desapropriação irão completar o território a ser regularizado, onde estão as sete fazendas que o Incra vem destinando às famílias remanescentes. Além de Wagner, o evento contou com as presenças os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o presidente do Incra, Carlos Guedes e o secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Raimundo Nascimento.

Comente agora
02
Ago
Município de Varzedo recebe pavimentação asfáltica e uma nova ambulância
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:35h

Na manhã desta sexta-feira (01), foi dado início as obras asfálticas das ruas do município de Varzedo. Em entrevista ao Portal Voz da Bahia, o prefeito Radaman informou que as obras foram conseguidas através de emendas do Deputado Estadual Roseberg e do Deputado Federal Afonso Forense. Segundo ele, o município está recebendo 3km de asfalto e as obras têm previsão de término para a próxima segunda-feira (04). “Varzedo está ficando de cara nova, a cidade ficará mais bonita para o agrado de toda a população Varzedense”, disse o gestor, acrescentando que a cidade recebeu também mais uma ambulância 0km através do seu trabalho juntamente com o apoio dos vereadores da sua bancada.

Obras de pavimentação

Reportagem e Fotos Voz da Bahia

Um comentário
02
Ago
S. A. de Jesus: Moradores da Fonte do Buraquinho reclamam de poluição sonora
Postado por: Letícia Oliveira / 09:18h

Em contato com a Andaiá FM, moradores da Fonte do Buraquinho em Santo Antônio de Jesus reclamaram da poluição sonora provocada por um vizinho. Segundo os cidadãos, o homem liga o rádio em volume excessivo todos os dias, por volta das 5h, e não deixa ninguém dormir, inclusive nos finais de semana. Eles relataram que o volume é tão alto que ninguém consegue mais dormir e a situação está insuportável.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
02
Ago
S. A. de Jesus: Músicos que tocaram na Vila do Forró reclamam da falta de pagamento
Postado por: Letícia Oliveira / 08:54h

Os artistas locais que tocaram na Vila do Forró durante o São João de Santo Antônio de Jesus alegaram, em contato com a Andaiá FM, na manha deste sábado (02), que ainda não receberam pagamento pelo trabalho. Eles relataram que não foram contratados pela Prefeitura Municipal e sim por uma equipe especifica e não sabem informar se o município já passou o recurso para a empresa responsável. Os músicos preferiram não citar nomes, mas ameaçaram: “Se não pagar iremos divulgar os nomes de todos os envolvidos na contratação”.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

3 comentários
02
Ago
Itapebi: Assessor usa carro de luxo para coletar lixo em greve de caçambeiros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:28h

A gestão do prefeito Francisco Antonio Brito Filho (PSC), em Itapebi, extremo Sul da Bahia, enfrenta sérios problemas administrativos. O mais recente está relacionado ao transporte coletivo/escolar e à coleta de lixo. Os funcionários da empresa contratada para fazer os serviços pararam por falta de pagamento. É o que informa o site local Itapebi Acontece. Segundo a publicação, com o lixo acumulando nas calçadas, na manhã desta sexta-feira (1º), um dos assessores da administração no município, de forma até estranha, adotou uma medida inusitada: o mais luxuoso dos seus veículos, uma  caminhonete, foi utilizado para recolher os lixos de sua casa e do quarteirão da rua onde ele reside. Ainda de acordo com o Itapebi Acontece, a cena chamou atenção da população e virou piada nas redes sociais. “Pela primeira vez na minha vida vi tal fato: uma cidade onde a coleta de lixo é feita de S-10 Cabine dupla”, comentou um internauta em uma página de rede social. Após a repercussão do assunto, a caminhonete foi tirada de circulação e já na parte da tarde um caminhão foi visto realizando à coleta do lixo domiciliar nas ruas e avenidas da cidade.

Comente agora
01
Ago
Hospitais de Conceição de Coité serão administrados pelo Hospital Português
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:51h

A partir desta sexta-feira (1º), dois hospitais públicos da Prefeitura de Conceição do Coité serão geridos pelo Hospital Português depois de acordo entre o município e o grupo. A parceria entre as partes já tinha sido firmada no último mês de setembro, quando a entidade iniciou a gestão do Hospital Municipal. Com a mudança, a equipe de trabalho para as cirurgias será triplicada. A unidade, outrora com o nome oficial Hospital Regional, foi renomeada para Português. "Estamos promovendo um avanço no atendimento à saúde em Coité, que encontramos sucateada. Em pouco mais de um ano e meio, já obtivemos avanços importantes no setor", afirmou o prefeito Francisco de Assis (PT).

Um comentário
01
Ago
Meia tonelada de peixe imprópria para comercialização é apreendida em Jequié
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:30h

Quase 500 kg de peixe foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (1), na BR-116, trecho de Jequié. O produto estava em condições impróprias de armazenamento e era transportado num caminhão-baú, com placa NYI -7451, de Aracaju-SE. De acordo com informações publicadas pelo Blog Marcos Frahm, o veículo foi interceptado ao passar pela barreira sanitária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que acionou a Polícia Rodoviária Federal –PRF. A agência com a PRF apreendeu 480 km do pescado. A carga seguia de Salvador e tinha como destino a cidade de Vitória da Conquista, onde o produto seria comercializado. O material apreendido será incinerado no Aterro Sanitário de Jequié. (Foto: reprodução/ Blog Marcos Frahm)

Comente agora
01
Ago
Buracos tomam conta de ruas e avenidas de Stº. Antº. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 15:26h

Os buracos de diversas ruas, bairros residenciais e avenidas de Santo Antônio de Jesus estão tendo destaque nas reclamações feitas nos rádios e sites da cidade. Nas redes sociais usuários tem criticado a administração pública, alegando ser uma falta de respeito com o povo, já que a situação está deplorável. Passando pela Rua do Expedicionário, uma das principais vias da cidade para chegar até o centro, a reportagem do Portal Voz da Bahia notou que há certa dificuldade no tráfego devido aos buracos, classificados pela população como “crateras”, que estão por toda parte. Em contato com nossa redação, condutores de motos e carros têm se queixado muito desse problema que afeta também as ruas Calabar, Avenida ACM e Av. Juracy Magalhães. Na noite desta quinta-feira (31), os motoristas estavam tendo dificuldade ao passarem pelas avenidas citadas acima, já que com a água da chuva era praticamente impossível perceber os buracos, que se escondia embaixo das "lagoas". "Nossa cidade está totalmente entregue aos buracos, onde está o dinheiro público destinado para a infraestrutura do município? Onde estão os políticos que pediram votos na eleição?", questionaram. Algumas pessoas relataram que estão tendo prejuízos semanais com os veículos. Até o momento nenhum órgão público deu uma resposta a população sobre essa problemática que aflige toda população Santoantoniense. 

  1. Buracos na Rua do Expedicionário/Foto: Voz da Bahia
  2.  Avenida ACM em frente ao Colégio Florentino/Foto: Internauta
  3.  Avenida ACM (meio)/Foto: Voz da Bahia

Reportagem Voz da Bahia - Letícia Oliveira/Fotos: Internauta

15 comentários
01
Ago
Cruz das Almas e mais seis cidades baianas aderem ao Programa de Aquisição de Alimentos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:14h

Sete prefeituras de cidades baianas aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de acordo com publicação do Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º). Os municípios de Cruz das Almas, Itamaraju, Jaguarari, Miguel Calmon, Mucuri, Piraí do Norte e Utinga firmaram o compromisso na modalidade de compra com doação simultânea. Com a medida, os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às entidades da rede socioassistencial e aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos. Sambaíba (MA) e Serranópolis de Minas, Joaíma e Paineiras, todas em Minas Gerais, também foram beneficiadas. A Bahia é o estado com maior número de cidades no programa: 168.  (BN)

Comente agora
01
Ago
Comunidade quilombola recebe posse de área em Maragogipe
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:14h
A comunidade do território quilombola Salamina Putumuju, situado no município de Maragogipe, no Recôncavo baiano, recebe oficialmente, neste sábado (2), às 9h30, a posse de um imóvel de 1,4 mil hectares. A área corresponde a 84% do total da região remanescente de quilombo. O Incra na Bahia finaliza o processo de desapropriação de outras quatro propriedades para englobar toda o espaço. A obtenção dos imóveis é a última fase antes da titulação comunitária do território. Atualmente, cerca de 40 famílias vivem no Salamina Putumuju. Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente do Incra, Carlos Guedes, estarão presentes no evento de entrega do terreno. Além do Salamina Putumuju, há outras três comunidades na cidade com processo em andamento para a regularização fundiária dos territórios. A ação pretende beneficiar 100 famílias de remanescentes de quilombos. As áreas são a Buri, que está em fase de elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), e as comunidades Enseada do Paraguaçu e Dendê, que já possuem processos abertos pelo instituto. (BN)
Comente agora
01
Ago
Procon de Salvador flagra produtos vencidos em Subway de Periperi
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:48h

O órgão de defesa dos direitos do consumidor Procon-BA autuou quatro estabelecimentos, na última quinta-feira (31), em fiscalização para apurar denúncias feitas por consumidores. A agência do Banco Bradesco, localizada no bairro de Periperi, foi punida pelo descumprimento da Lei Municipal de 15 minutos para espera do atendimento nos caixas. Já na lanchonete Subway, no mesmo bairro, foi flagrada pelos fiscais a venda de produtos com prazo de validade vencido. A mesma irregularidade foi encontrada no Supermercado Todo Dia, da mesma localidade, onde as condições de higiene também eram precárias. No Bar e Lanchonete Souza, situado no bairro de Brotas, foram flagrados alimentos mal conservados e sem informação sobre data de produção, validade e de abertura, além da ausência de exemplar de Código de Defesa do Consumidor (CDC), em local visível e de fácil acesso. Os estabelecimentos autuados terão o prazo de 10 dias para apresentar a sua respectiva defesa.

Comente agora
01
Ago
Entrevista com o novo Procurador Regional Eleitoral da Bahia Ruy Nestor Bastos Mello. Confira:
Postado por: Anacley Souza / 10:10h

A partir desta sexta-feira (1º), o procurador da República Dr. Ruy Nestor Bastos Mello assume o cargo de procurador Regional Eleitoral da Bahia. Mário Alves Medeiros será o substituto. Mello assume a vaga deixada por José Alfredo de Paula Silva, promovido em abril deste ano ao cargo de procurador Regional da República. Ruy Nestor já atuou na área eleitoral no Ministério Público Federal no Estado de Sergipe e ficará no cargo até 30 de setembro de 2015, quando poderá ser reconduzido. Na manhã desta sexta, ele concedeu entrevista a Recôncavo FM e falou sobre as eleições.

Como serão feitos os trabalhos a partir de agora?

Ruy Nestor: Os trabalhos a partir de agora seguem em continuidade com o excelente trabalho que José Alfredo vem desempenhando. Desde novembro atuei como procurador auxiliar e/ou substituto e todos os trabalhos eram realizados em parcerias, de forma conjunta. Agora em agosto estaremos dando continuidade ao registro de candidatura, pois há um prazo legal para tal. Paralelo a isso existe a fiscalização da propaganda eleitoral que já teve início, não só na cidade de Santo Antônio de Jesus, como em toda a região.

Com o inicio da campanha política e o registro de candidatos, qual o mais relevante?

Nestor Mello: Nesta fase, o mais relevante é o foco de verificação para impedir que aqueles candidatos que se enquadram na ficha limpa e estão inelegíveis possam obter o registro de candidatura.

Comente agora
01
Ago
Fornecimento de energia será interrompido em comunidades rurais de S. A. de Jesus, neste domingo (03)
Postado por: Anacley Souza / 08:03h

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no dia 03 de agosto, próximo domingo, das 09 ás 15h nas localidades rurais do município de Santo Antônio de Jesus para realização de melhoramento na rede de distribuição. Estão na relação, o Povoado de Fátima, Povoado do Bom Conselho, Fazenda Gamelo e Salto da Onça. Segundo a Coelba, esta é uma atividade rotineira em todas as concessionárias de energia e que visa assegurar a qualidade e confiabilidade do atendimento aos seus clientes. Os serviços poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para a segurança dos consumidores, a Coelba alerta que eventuais reparos internos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante da interrupção do fornecimento. Maiores informações, entre em contato com a central de tele atendimento pelo telefone 0800 071 0800.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
31
Jul
Laje: Caminhão fica atolado devido as péssimas condições das estradas do povoado de Itaparica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:48h

Moradores do povoado de Itaparica zona rural do município de Laje, voltou a procurar a redação do Voz da Bahia para reclamar das péssimas condições que se encontra as estradas vicinais daquela localidade. Devido à quantidade de lama e buracos, na tarde desta quinta-feira (31), por volta das 17h um caminhão carregado de botijão de gás, placa policial JRR 5049, modelo Volkswagen atolou no mesmo local onde na última terça-feira (29), populares enviaram as primeiras fotos ao Voz da Bahia mostrando como estava a situação da estrada. O motorista que não teve a identidade divulgada precisou da ajuda de outras pessoas para tirar o veículo do atoleiro.  As pessoas que residem naquela região pedem encarecidamente ao setor responsável que tome alguma providência o mais rápido possível. 

Reportagem e Fotos: Leitor do Voz da Bahia

Comente agora
31
Jul
Dilma e autoridades sobem escadas em inauguração de templo da Universal
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:38h

A inauguração do Templo de Salomão, em São Paulo, teve um contratempo, apesar do investimento milionário da Igreja Universal do Reino de Deus. O templo ficou cerca de 10 minutos sem luz na parte interna - segundo O Globo, também houve apagão do lado de fora, na região do Brás. Foram quatro quedas de energia. Uma das quedas de energia aconteceu quando a presidente Dilma Rousseff chegava ao local. Ela teve que subir três lances de escada da garagem até a área vip do templo por conta da falta de luz. Cerca de 15 governadores estão presentes na cerimônia, além dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. Também está na inauguração o vice-presidente Michel Temer, que ficou perdido no templo com outras autoridades durante uma das quedas - seguranças da Universal estavam sem lanternas e todos usaram celulares para iluminar o caminho. Cerca de 5 mil fiéis ocupavam o entorno do templo. A construção tem mais de 70 mil metros quadrados e custou R$ 680 milhões. O templo permite 10 mil fiéis sentados. Caravanas de vários países latino-americanos, africanos e até dos Estados Unidos vieram para a inauguração. "É indescritível estar aqui. Sinto Deus em todos os lugares", disse Filipe Ramires, que veio de Quito, no Equador, a O Globo. Ele veio com outras 20 pessoas e afirmou que a viagem foi custeada por eles, mas a Universal conseguiu hospedagem na casa de um obreiro. Apesar da festa dos fiéis, havia duas manifestações marcadas para acontecer em frente ao templo, mas até o momento nenhuma aconteceu. 

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Comente agora
31
Jul
Santo Antônio de Jesus: Projeto leva até as escolas conscientização de combate a dengue
Postado por: Letícia Oliveira / 16:58h

Um projeto da área de saúde está levando ás escolas de Santo Antônio de Jesus a ideia de combater a dengue. Em entrevista a Recôncavo FM, Anderson Santos, gerente de endemias do município, destacou que as maneiras de combater a dengue são bem divulgadas em rede nacional, porém ainda não é feito por maioria das pessoas, então esse projeto nas escolas da cidade vem com a intensão de trabalhar essa ideia com as crianças e adolescentes, já que os adultos estão sendo negligentes, quando deveriam ser mais responsáveis. Segundo ele, há uma equipe responsável por essa parte de palestras que irá visitar todas as escolas públicas e privadas, “além de palestras temos panfletos e apresentações teatrais. São várias ideias e estratégias que adequamos em vários lugares”, disse, acrescentando que estarão panfletando também em filas de espera tentando atingir o maior número possível de pessoas.

O supervisor de endemias, Jessé, explicou que esse trabalho de conscientização está sendo feito para complementar o serviço que é feito toda semana de segunda a sábado na casa dos moradores dos bairros da cidade, “temos percebido que infelizmente a conscientização por parte dos moradores tem tido um nível muito baixo, por isso estamos tentando fazer com que essa nova geração traga uma modificação no seu modo de pensar”, ressaltou. 

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
31
Jul
SAJ: Gerente da Embasa anuncia licitação de R$ 1mi para trocar rede hidráulica das ruas Expedicionário e Viriato Lobo
Postado por: Letícia Oliveira / 14:34h

Alguns canos estouraram na cidade de Santo Antônio de Jesus nos últimos dias, fato que rendeu reclamações feitas pela população. O gerente regional da Embasa, Gildeone Almeida, em entrevista a Andaiá FM, explicou que a situação relatada na Avenida Luís Viana foi identificada, corrigida e sinalizada, por volta das 19h, porém o fato acontecido na Rua Nova Brasília não foi identificado, pois apesar da equipe passar por várias vezes no local não foi possível encontrar nenhum vazamento. “Nesse período de chuva é quase impossível encontrar o vazamento, que se mistura com a água da chuva, por isoo ainda não conseguimos identificar na Nova Brasília”, disse. Sobre a Rua São Bartolomeu no Bairro do Amparo, onde também aconteceu um vazamento, na noite de ontem, vindo a perder muita água, Gildeone informou que na manhã desta quinta-feira (31), a equipe da Embasa conseguiu resolver o problema, afirmando que o fato foi criado por uma empresa que está fazendo uma obra de pavimentação na rua a serviço da Prefeitura Municipal. Segundo ele, os trabalhadores quebraram a rede e nem ao menos ligaram para informar sobre o ocorrido, “apenas às 21 horas de ontem que fomos informados do fato, isso porque um morador da área ligou e nos disse”, destacou. O gerente da Embasa ressaltou que houve uma falha de comunicação neste vazamento de grande proporção. Ele informou que o problema foi sanado e não houve prejuízos para os moradores, apenas para o meio ambiente que perdeu água à noite toda.

Contato da Embasa:

Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com