As comentadas

Boa noite , Sábado, 20/09/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

25
Mar
RJ: neta de Cândido Portinari inala gás e morre asfixiada aos 17
Postado por: Laiana Vieira / 11:48h

Maria Candida Portinari, de 17 anos, neta do pintor Candido Portinari, morreu na noite do último domingo (24), no Rio de Janeiro. Ela foi encontrada caída no banheiro de sua casa, em São Conrado, na zona sul.  Os bombeiros foram acionados e Maria Cândida chegou a ser atendida pela equipe, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu. A jovem, que não estava sozinha em casa, foi a única a ser atendida pelos bombeiros. A investigação sobre o vazamento de gás está sendo investigada pela Polícia Civil. Segundo a Globo News, antes da chegada dos bombeiros o pai da jovem a encontrou desacordada e tentou reanimá-la com a ajuda de um vizinho médico.

Comente agora
24
Mar
Vigilância Sanitária apreende carne clandestina no Entroncamento de Jaguaquara
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 11:57h

A Vigilância Sanitária de Jaguaquara aperta o cerco contra a venda de carne clandestina no município. Apesar da implantação da portaria 304 do Ministério da Agricultura, que proíbe a venda de carne sem o balcão expositor refrigerado, ainda há quem insiste em atuar de forma ilegal na comercialização de carnes. Na manhã deste sábado (23), a Vigilância apreendeu cerca de 800 quilos de carne imprópria para consumo humano. A apreensão ocorreu após denúncia anônima, revelando que o produto, oriundo de Maracás, estava em sacos plásticos dentro de um imóvel localizado nas proximidades da feira livre do Distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara, às margens da Rodovia Santos Dumont – BR-116. Segundo informações colhidas no local por Sílvio Senna, a equipe de agentes de fiscalização foi reforçada com o apoio de policiais da 3ª Cia da Polícia Militar, que foram acionados para exigir com a Vigilância o cumprimento da legislação e garantir a venda de produtos de qualidade no município. A caerna apreendida foi encaminhada para o aterro sanitário de Jaguaquara para ser incinerada. (Marcos Frahm / Foto: Sílvio Senna) 

Comente agora
24
Mar
Muquém: Eleição pode ser anulada pela segunda vez
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:34h
Agendada para o próximo dia 7 de abril, a eleição suplementar para prefeito em Muquém do São Francisco, no oeste baiano, pode ser anulada mais uma vez, segundo matéria do jornal A Tarde. Pela segunda vez consecutiva, apenas o candidato Evandro Guimarães (PT), o Vandim, teve o registro de candidatura validado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O juiz da 173ª Zona Eleitoral, Pedro Henrique Izidro da Silva, indeferiu na última quinta-feira (21) a candidatura de Márcio Mariano (PP). O quadro eleitoral é idêntico ao do pleito realizado realiado em outubro de 2012, anulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições de 2012, Mariano obteve 53% dos votos, mas, como seu registro estava indeferido, a Corte resolveu cancelar o processo.
Comente agora
23
Mar
SAJ: Fornecimento de energia será interrompido, temporariamente, em alguns locais no próximo domingo (24)
Postado por: Samile Damasceno / 19:15h

A Coelba comunica à população que no próximo domingo (24), o fornecimento de energia elétrica será interrompido, temporariamente, nos seguintes locais: Rua Teodoro Dias Barreto, Avenida Contorno, Avenida Luis Argolo, Avenida Misericórdia, Avenida Roberto Santos, Rua 2 de Julho, Rua A, Rua B, Rua do Aviário, Rua Ernesto Melo, Rua Inácio B. Queiroz, Rua Machado Bitencourt, Rua 21, Rua Alto Santo Antônio, Bairro Centro, das 9h às 15h. Tal serviço será executado para construção e execução de obras de melhoramento da rede de distribuição.

O serviço a ser executado vai proporcionar uma melhoria na qualidade de energia fornecidos nessa área. Os trabalhos poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para segurança dos consumidores, a Coelba alerta que eventuais reparos nas instalações elétricas e/ou equipamentos elétricos internos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante a interrupção do fornecimento. Para maiores infromações, entre em contato com a nossa central de teleantendimento pelo número 0800 071 0800 ou consulte o nosso site:www.coelba.com.br

Comente agora
23
Mar
São João: festa de Senhor do Bonfim será reduzida por conta da seca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:01h

Uma das festas mais tradicionais do São João da Bahia será reduzida por conta da seca. A tradicional festa de Senhor do Bonfim acontecerá com a metade dos dias, conforme definido na audiência pública da Câmara de Vereadores da cidade, que aconteceu nesta sexta-feira (22). O orçamento do evento sofrerá uma redução de 50%. "Decidimos realizar com contenção de custos. Participaram da audiência todas as representações da cidade. A possibilidade real é de três dias de festa, por conta desse período de seca. O impacto que um dia de festa pode causar na cidade é muito significativo e, ao mesmo tempo, não fazer  afetaria muito a economia. A cidade está em colapso, vários bairros são abastecidos com carros pipa, os mananciais secaram", explicou Renato Aquino, chefe de gabinete da prefeitura.  Metro1

Comente agora
23
Mar
SAJ: Caixa Econômica agenda entrega de 326 apartamentos da FCK para abril
Postado por: Laiana Vieira / 11:24h

Em entrevista à RBR, o gerente da Caixa Econômica Federal de Santo Antonio de Jesus, Antônio Dantas, fala como será o procedimento de entrega dos apartamentos da FCK. Segundo ele, o método para entrega está agendado para o início do mês de abril. “Foi verificada a documentação de renda, documentação cadastral, comprovante de endereço das pessoas selecionadas as quais foram previamente avaliadas com o risco de crédito e só depois essas pessoas contempladas foram autorizadas a assinar o contrato” explica.  

O Tenente Coronel Luziel Andrade afirma  é preciso ter uma demanda maior de viaturas e a implantação de uma companhia de polícia no Parque Cajueiro, pois, “temos dado cobertura a toda população santantoniense, mas tendo consciência de que esse apoio será insuficiente, devido ao aumento da população nessa localidade e ao número de tentativas de homicídio no Conjunto Habitacional ‘Minha Casa Minha Vida’, próximo aos novos apartamentos da FCK”. Luziel diz que todas as principais ocorrências nessa proximidade têm relação ao tráfico de drogas, “já estamos desenvolvendo operações de controle da violência, mas bom seria se não existisse essa necessidade. Temos mantido a segurança, mas não houve o aumento de efetivos direcionados a essa situação”, desabafa.

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira

Comente agora
23
Mar
Salvador: Professores suspendem aulas após garota tomar choque
Postado por: Laiana Vieira / 09:25h

A escola municipal Arlete Magalhães, no bairro de Castelo Branco, em Salvador, ficará sem funcionar por 10 dias úteis para reparos emergenciais depois que uma aluna tomou choque no corrimão, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). O incidente motivou a iniciativa dos docentes de suspender as atividades até que obras sejam realizadas. Na unidade, estudam cerca de 1.700 alunos, informou a APLB. Na quarta-feira, os professores se reuniram com representantes da Secretaria Municipal da Educação para solicitar soluções para bebedouros quebrados, salas mal iluminadas, sem ventilação, mesas ou portas, cadeiras quebradas, além de teto destelhado, fios expostos e falta de segurança, segundo elencam. “Quando chove, a água entra, quando tem sol, tem o calor”, detalha a professora Rosana Veiga. De acordo com a secretaria, a expectativa é que a escola possa ser devolvida à comunidade em 10 dias úteis. Os reparos solicitados estão orçados em R$ 60 mil, informou a prefeitura. “Coloca três operários dentro da escola e acha que em 10 dias isso estará resolvido? A gente sabe que não é verdadeiro”, pontuou Jacilene Nascimento, diretora do sindicato. (G1)

Comente agora
23
Mar
SSA: Shopping popular na Baixa dos Sapateiros deve ser inaugurado em junho
Postado por: Laiana Vieira / 09:06h

Deixar o luxo das lojas de lado e comprar roupas, eletrônicos, sapatos, bolsas e acessórios em um dos 250 boxes que serão instalados no JJ Center, novo shopping da Baixa dos Sapateiros. Esse é o novo conceito que um grupo de investidores de Minas Gerais está trazendo para Salvador. A ideia é trabalhar como uma galeria, só que no lugar das lojas, a maior informalidade, o melhor aproveitamento do espaço e o menor custo dos boxes. Também estão previstas uma agência bancária, uma lotérica e uma praça de alimentação no centro comercial. Segundo Cláudio Correia, diretor comercial do JJ Center, o shoppping será inaugurado até o dia 1° de junho. Caso a obra de reforma do prédio não sofra nenhum atraso, poderá ser aberto até no dia 15 de maio. O local escolhido foi o prédio da antiga Mega Insinuante, e o diretor comercial acredita que o empreendimento será importante na revitalização da Baixa dos Sapateiros. A partir da próxima quarta-feira (27), o grupo comecará a negociar os boxes no mesmo local do empreendimento. Correia revela ainda que já há uma lista de reserva com 40 empresários de Feira de Santana interessados no JJ Center. O prédio conta com três andares e 1.200 metros quadrados por pavilhão. (Correio).

Comente agora
23
Mar
Delegada veta show de axé no Rio de Janeiro, diz jornal
Postado por: Laiana Vieira / 07:05h

Um show de axé marcado para este sábado (23) no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, não foi autorizado pela delegacia da região. Segundo informações de O Globo, a delegada Monique Vidal indeferiu o nada opor requisitado pela empresa do Trivela 2013.

A delegada agiu porque a empresa responsável pelo evento, a Zero Três Marketing Promocional, é a mesma que realizou uma demonstração da Ferrari em que o motorista perdeu o contole e atropelou as pessoas no mesmo Aterro, em 10 de março. Para Vidal, a realização do show oferece "risco à incolumidade das pessoas e do patrimônio". Ela enviou ofício à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vara da Infância e da Juventude e Secretaria Especial de Ordem Pública. Para a delegada, o show não deve acontecer pois "deve ser resguardada a segurança pública da população e que o público estimado é de 12 mil pessoas, acarretando risco à incolumidade das pessoas e do patrimônio, bem como outras atividades criminosas no local". Apesar de não ter conseguido o nada opor da delegacia de polícia da área, a empresa manteve o evento agendado para amanhã, às 15h. (Correio).

Comente agora
23
Mar
Caém: Falso médico atuou no município por três anos, denuncia novo prefeito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:46h

O atual prefeito de Caém, Arnaldo de Oliveira Filho (PSB), entrou com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o ex-prefeito Gilberto Ferreira Matos, seu antecessor, por contratar um falso médico para atuar no município. Conforme denúncia, entregue ao MP-BA em Jacobina na última terça-feira (19), Marcos Antonio Cruz Silva prestou serviços médicos no Hospital Municipal Otto Alencar, em regime de plantão, de 2008 a 2010. Segundo o alcaide, a sua equipe de governo constatou, com base em relatórios obtidos, que não há documentos que possam comprovar a habilitação do acusado para o exercício da medicina. Além disso, quatro pacientes teriam ido a óbito em decorrência de “má prestação de serviços” dentro da unidade médica durante plantões do suposto profissional, mas nos relatórios não constam assinaturas de Silva. “Oficiou ao Cremeb [Conselho Regional de Medicina] para que informasse se o Sr. Marcos Antônio Cruz Silva se encontra inscrito nos quadros da referida instituição. Em resposta ao solicitado, o Cremeb informou e verificou que não há registros de médicos do órgão os dados cadastrais do representado”, informa a denúncia. O prefeito Arnaldo Filho pede que o falso médico responda conforme determina o Artigo 282 do Código Penal Brasileiro, sobre o exercício ilegal da medicina e contra o ex-prefeito que responda a uma ação de improbidade administrativa. “Imperioso  que o MP exerça sua funções consagradas constitucionalmente para punir os representados pelos prejuízos causados à municipalidade e, consequentemente, aos cidadãos caemenses”, diz na ação o gestor. A pena para que exerce ilegalmente a função de médico, conforme o Código Penal, é detenção de seis meses a dois anos. Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa. (por David Mendes - Bahia Notícias)

Comente agora
23
Mar
Ativista do Femen tira a camiseta e é atropelada na aldeia Maracanã no Rio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:02h

Uma ativista do grupo Femen, organização feminista criada na Ucrânia conhecida por fazer protestos sem roupa, aderiu nesta sexta-feira ao movimento dos índios contra a desocupação da aldeia Maracanã, área anexa do estádio, no Rio. Às 11h, Sara Winter, integrante do grupo, tirou a camiseta e invadiu a avenida Radial Oeste gritando: "Assassinos, assassinos". Ela foi atingida por um carro, mas levantou e continuou protestando. O grupo tem participado ativamente de manifestações no Brasil. Em junho do ano passado, elas protestaram na Rio+20. As integrantes do movimento fizeram topless durante uma passeata. Entre outras causas, protestam contra o turismo sexual impulsionado por eventos esportivos. "O topless é uma estratégia de marketing e também uma forma de dizer que posso fazer o que quiser com o meu corpo. Por que mostrar o seio é considerado atentado ao pudor?", disse no ano passado um ativista.

CLIMA TENSO: Em clima de tensão, as negociações entre índios e o governo do Rio de Janeiro continuavam no fim da manhã de hoje. Segundo a assessoria do vereador Jefferson Moura, do PSOL, que participa dos trabalhos, nesse primeiro momento apenas as crianças serão retiradas do local pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Elas devem ser levadas para um hotel e, depois, para uma área em Jacarepaguá, na zona oeste. Às 11h15, os índios agrupavam as crianças para a retirada. Os manifestantes liberaram o portão, que estava trancado com cadeado e bloqueado com pedaços de concreto, e o embarque acontece em vans do governo estadual. Policiais do Batalhão de Choque acompanham o movimento à distância, sem interferir.

ULTIMATO:

Comente agora
22
Mar
Hora do Planeta mobiliza 92 cidades neste sábado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:34h

Entre as 20h30 e as 21h30 deste sábado (23), 92 cidades, sendo 22 capitais, apagarão as luzes. O ato simbólico faz parte da Hora do Planeta, promovida pela WWF-Brasil pelo quinto ano consecutivo. Durante 60 minutos grandes pontos turísticos ficarão às escuras, como é o caso da Esplanada dos Ministérios, do Congresso Nacional e da Catedral em Brasília. Em Salvador, o elevador Lacerda e o Mercado Modelo serão os representantes. No sudeste, São Paulo desligará a iluminação da Ponte Estaiada, Obeslico, Mercado Municipal, Monumento das Bandeiras, entre outros. Rio de Janeiro deixa às escuras o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa, além das orlas de Copacabana e Ipanema. A Hora do Planeta recebeu o apoio de celebridades como Tom Zé, Paola Oliveira, Gaby Amarantos e etc. O cineasta Flávio Tambellini convocou 1000 pessoas a usarem bicicleta por um mês e plantarem uma árvore por semana no Rio de Janeiro. A proposta faz parte da produção de um vídeo, em que uma pessoa assume um compromisso e desafia outra com o objetivo de mudar o planeta. Cerca de 50 empresas também vão apoiar a iniciativa, como Banco do Brasil, Lojas Renner, McDonald’s e HSBC-Brasil. A Hora do Palneta é uma iniciativa global e desde 2007 envolve cada vez mais pessoas. Monumentos como a Torre Eiffel, em Paris, a Acrópole de Atenas e as pirâmides do Egito já ficaram no escuro durante os sessenta minutos. (BN)

Comente agora
22
Mar
No plenário, vereador de Ilhéus ameaça blogueiro: 'Se eu não fizer, eu vou mandar fazer'
Postado por: Samile Damasceno / 16:52h

Na última terça-feira (19), o blogueiro baiano Emílio Gusmão, que mantém veículo de comunicação em Ilhéus (BA), foi ameaçado pelo vereador daquela cidade, Aldemir Almeida (PSB), segundo noticiou o site Desculpe Nossa Falha, a quem Gusmão pediu ajuda. "Ameaçou-me de morte quatro vezes. Disse o seguinte: “se eu não fizer, vou mandar fazer”. Segundo o blogueiro “tudo foi gravado”. As declarações de Aldemir Almeida foram feitas durante pronunciamento do edil no plenário da Câmara de Ilhéus. No trecho do áudio disponível no site do Desculpe Nossa Falha, o vereador anuncia que falará sobre um assunto que lhe “enoja”, destaca o “papel fundamental” da imprensa na “manutenção do estado democrático de direito” e em seguida critica “um tipo de imprensa que em nada contribui para o esclarecimento da verdade; serve apenas para semear a discórdia, desgastar as pessoas” e que, segundo ele, “são figuras carimbadas, com perfil psicopata e que a cada dia são levadas menos a sério”. Aldemir Almeida relata supostos ataques recebidos de blogs, pede para ser deixado em paz e alerta aos blogueiros que é melhor "parar" ou "não vai acabar bem".

Comente agora
22
Mar
SSA: Greve de médicos em maternidade de referência no Pau Miúdo chega ao fim, anuncia Solla
Postado por: Samile Damasceno / 15:34h

A greve dos médicos da Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto, localizada no Pau Miúdo, em Salvador, chegou ao fim, anunciou nesta sexta-feira (22) o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. Governo e representantes dos profissionais chegaram a um acordo após audiência realizada no Ministério Público do Trabalho. Segundo o titular da Sesab, os médicos que quiserem trabalhar como celetistas passarão para tal estatuto a partir de julho. “Mais ou menos metade dos profissionais deve aderir a esta proposta. Atualmente, a grande maioria é PJ [Pessoa Jurídica]”, disse Solla ao Bahia Notícias. Além do comando de greve, participaram da reunião representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Eduardo Queiroz, superintendente de Saúde da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, entidade gestora da maternidade. O secretário afirmou ainda que haverá ampliação do número de leitos e do quadro de profissionais da unidade médica, mas não detalhou. “Serão 60 leitos. Quanto aos profissionais, haverá, por exemplo, em obstetrícia, ampliação de seis por dia para sete”, estimou. (Bahia Notícias)

Comente agora
22
Mar
Coité: Atração de empresas é a solução para a seca
Postado por: Samile Damasceno / 14:04h

O município de Conceição do Coité, que sofre com a seca que castiga todo o semi-árido baiano e nordestino, vai buscar, a médio e longo prazo, atrair indústrias e empresas da área de serviços para diminuir a dependência do sisal, movimentar a economia e gerar emprego e renda. A prefeitura criou a Secretaria de Indústria e Comércio e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, iniciativas inéditas na região sisaleira. O Conselho tomou posse ontem (21) com a missão de assessorar a prefeitura na elaboração de políticas públicas e na busca de soluções e melhorias socioeconômicas para os próximos 20 anos. “As gestões anteriores nunca se preocuparam em planejar a cidade para o futuro. As ações imediatas e emergenciais são importantes, inclusive amenizar os efeitos da seca. Mas também temos que preparar a cidade para nossos filhos e netos”, afirmou o prefeito Francisco de Assis (PT). Para o vice-prefeito Alex Lopes (PMDB), que é empresário, o Conselho e a Secretaria de Indústria e Comércio vão dar condições à Prefeitura de atrair empresas, aquecendo o comércio. “Vamos estimular e incentivar a instalação de novas empresas na cidade e já estamos com conversas bem adiantadas com algumas. Precisamos diversificar a economia do município até para não sermos tão reféns das condições climáticas”, frisou. (Política Livre)

Comente agora
22
Mar
Presidente da Câmara de Vereadores de Irará tem reeleição antecipada em quase 2 anos
Postado por: Samile Damasceno / 13:35h

Nem bem começou o mandato como presidente da Câmara de Vereadores de Irará (128 quilômetros de Salvador), Antonio Carlos Alves, o Carlinhos (PT), teve a missão dele à frente do legislativo municipal aumentada. Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (21), no Plenário Dr. Aristeu Nogueira, os vereadores decidiram pela recondução do edil para o biênio 2015-2016. Dos 11 legisladores, Carlinhos teve apenas um voto contra, o da vereadora Darci Lima (PT), que também, como o presidente da Casa, faz parte da base de apoio do prefeito Derivaldo (PT). Todos os outros edis foram favoráveis, inclusive os quatros vereadores da oposição. A manobra foi permitida pela aprovação da emenda 01/2013 ao texto da Lei Orgânica do Município, que até então impedia a reeleição de vereador em mandato imediatamente próximo. “Os vereadores, graças a Deus, aprovaram o meu trabalho e eles mesmos acharam bom, colocar de novo, pra que lá na frente não tenha problema, discussão, todo mundo querendo”, declarou Carlinhos. Informações do Iraraense. (BN)

Comente agora
22
Mar
Verba federal: Salvador usará R$ 980 mil para reformar postos de saúde
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 11:43h

O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou, dentro do pacote de ações para Salvador em razão do aniversário cidade comemorado no próximo dia 29, a reforma de 17 postos de saúde, com verba de R$ 980 mil do governo federal, além da construção de quatro novos postos e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na capital. "Depois desses 17 postos, estamos já com planejamento para reformar outros 30 ainda nesse primeiro semestre”, disse o secretário municipal da Saúde, José Antonio Rodriques Alves, sem informar os prazos das obras. No pacote, estão previstos também inaugurações de escolas, a entrega de carros para a Guarda Municipal e a melhoria da iluminação da cidade. As ações foram anunciadas durante a assinatura do decreto de criação do programa Verde Perto, através do qual empresas e pessoas físicas podem adotar espaços públicos beneficiar a área. O cidadão ou empresa que adotar o espaço receberá um selo de cooperação com a cidadania urbana. Informações do Correio.

Comente agora
22
Mar
Encontro Baiano do SPC será sediado em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Laiana Vieira / 11:25h

Acontece anualmente o Encontro Baiano de SPC, no qual são discutidos temas relacionados à proteção ao crédito, evento organizado pela federação da CDL da Bahia. O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), André Gustavo, em entrevista à Recôncvo FM,  fala acerca desse encontro que será sediado pela primeira vez em Santo Antonio de Jesus, no mês de maio, ainda sem data definida. De acordo com André  o objetivo do evento é discutir métodos e ferramentas que possam facilitar ou melhorar a proteção ao crédito nas vendas. “É um evento para lojistas, empresários e pessoas que trabalham com SPC nos CDL’s da Bahia ou em algum outro tipo de serviço de proteção ao crédito”, explica.

Quanto à retirada dos vendedores ambulantes das praças de Santo Antonio de Jesus, André relata que é uma iniciativa louvável que é preciso manter para que a cidade continue se desenvolvendo. “Nós, da CDL, defendemos o trabalho do autônomo, mas achamos que isso precisa ser ordenado. A gente sabe que ainda existe muita gente que trabalha por conta própria, informalmente, isso movimenta a nossa economia do município, mas é preciso de organização”, opina. 

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira

Comente agora
22
Mar
Taxa de Preservação Ambiental passa a ser cobrada para turistas em Morro de São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:55h

Com a justificativa de garantir a manutenção das condições ambientais e ecológicas do Morro de São Paulo, a prefeitura de Cairu inicia cobrança, a partir da próxima quarta-feira (27), uma taxa única, nomeada de Taxa de Preservação Ambiental (TAP), no valor de R$ 15, a todo turista que acessar a ilha. A cobrança será feita logo após o desembarque do visitante. "Diferente da antiga Taxa de Turismo, a TPA tem o propósito exclusivo de controle, proteção e preservação do meio ambiente", explica o prefeito Fernando Brito.  A cobrança não será aplicada em Boipeba, Garapuá, Moreré, e Gamboa.

Comente agora
21
Mar
Procon retira mais sucos da Ades à venda em supermercados de Salvador
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:08h

O Procon na Bahia apreendeu nesta quinta-feira (21) mais 790 unidades do suco da marca Ades expostos à venda no supermercado Extra da Vasco da Gama, e nas unidades do Bompreço do Porto da Barra e do Chame-Chame, todos em Salvador. As apreensões foram feitas em atendimento à resolução nº 1005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que suspende a fabricação, comercialização, distribuição e o consumo destes produtos, em todo território nacional. Segundo o órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), apesar da suspensão ser relacionada apenas aos sucos produzidos pela linha TBA3G, o Procon, por medida cautelar, está retirando do mercado todos os produtos de um litro e de um litro e meio da bebida. Segundo o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, o intuito da ação é a preservação da saúde e da segurança alimentar dos consumidores, pois a linha referida não está identificada de maneira visível nas embalagens dos produtos. Os produtos apreendidos serão mantidos nos estabelecimentos, até que haja produção de laudo técnico pela Anvisa. No início desta semana, o Procon já havia apreendido 3.047 unidades no G Barbosa e Hiper Bompreço do Iguatemi e no Atakadão Atakarejo, em Brotas. (Bahia Notícias)

Comente agora
21
Mar
Sem saber, suspeitos enviam fotos feitas por tablet roubado para dono
Postado por: Laiana Vieira / 22:03h

Suspeitos de roubar um tablet usaram o aparelho para tirar fotos com os amigos momento após o crime, que ocorreu este mês em Salvador. As imagens foram enviadas para o e-mail da vítima, que tinha instalado um aplicativo com a função no equipamento. O caso foi relatado pelo gaúcho Carlos Alberto Pacheco, internauta que mora em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, e que fazia turismo na capital baiana quando foi vítima do crime. Ele usou a ferramenta colaborativa VC no G1 para informar a situação, que aconteceu no dia 10 de março.

"No dia seguinte [ao roubo], já retornando à Porto Seguro, onde resido, à noite para dormir, parei em uma pousada e entrei na internet. Como havia baixado um software, o google/latitude.com, as fotos que eu tirava ficariam armazenadas. Grande surpresa, lá também estavam quatro belas fotos dos dois assaltantes, fazendo pose, junto com outros amigos. Absoluta falta de conhecimento técnico, é hilário mesmo. As fotos foram tiradas perto de onde fui roubado, no Nordeste de Amaralina", relatou. 

Um comentário
21
Mar
Caçamba tomba na BA-420 próximo a cidade de Mutuípe
Postado por: Samile Damasceno / 20:48h

Na tarde desta quinta-feira (21), ocorreu um acidente na BA-420, próximo a cidade de Mutuípe, onde uma caçamba de placa policial JLG 6435, com licença da cidade de Valença e carregada de areia acabou tombando na pista. O veículo estava sendo conduzido por Iam Rocha, residente em Laje, o qual perdeu o controle da direção, vindo a tombar. O condutor e o carona foram socorridos para o Hospital Clélia Rebouças em Mutuípe, mesma cidade onde o veículo tinha como destino. Ambos não sofreram ferimentos graves, apenas algumas escoriações. A polícia Militar esteve no local, pois o trânsito ficou lento devido o acidente.

Foto: Almeida Notícias

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
21
Mar
Enquanto o metrô de Salvador não anda; o de Sampa poderá ser de 24h
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 20:16h

Enquanto Salvador ainda discute o início da operação do metrô “calça-curta”, de apenas 6 km de extensão e com mais de dez anos de obras atrasadas, São Paulo já discute a possibilidade do sistema atender à toda a população 24 horas, todos os dias. Duas proposições tramitam na Assembleia Legislativa do Estado sobre o tema. Os Projetos de Lei dos deputados Luiz Cláudio Marcolino (PT) e Leci Brandão (PCdoB) propõem que o Metrô da capital paulista atenda à população ininterruptamente, ou que, pelo menos, o transporte fique aberto durante todo o fim de semana. De acordo com o parlamentar petista, o próximo passo é unificar os projetos e continuar cobrando o secretário municipal de Transporte, dirigentes do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e o governo estadual. "Precisamos ter todos os sistemas integrados. Sabemos que esse sistema não pode ser implementado do dia para noite. Mas dá para fazer isso de forma paulatina", afirmou Marcolino. O movimento ganhou ainda mais força quando uma petição foi compartilhada nas redes sociais. Hospedada no Avaaz, site especializado nesse tipo de pedido, mais de 90 mil pessoas já "assinaram” o documento. Na quarta (20), em um Audiência Pública organizada pelos deputados, o gerente de manutenção da companhia, Milton Gioia, afirmou que a “curto prazo” seria impossível implantar a proposta e listou os principais serviços feitos durante a madrugada como manutenção dos trilhos, dos trens, do sistema de circulação, lavagem das vias. "Se não houver inspeção e tivermos um trilho trincado, podemos ter um descarrilamento", justificou. Segundo ele, a malha ferroviária foi concebida para operar do jeito que está e, para haver mudanças, seriam necessárias efetuar opções a médio prazo. Enquanto discursava, o gerente foi criticado, vaiado e questionado pelo público. "Não queremos 'desculpas', queremos soluções", gritaram as pessoas que acompanhavam a explicação no plenário. Após a sessão, o deputado Marcolino disse que também se preocupa com a segurança, mas criticou a companhia. "Não observamos a preocupação das autoridades de ter um planejamento estruturado. Já era para o Metrô apresentar essa viabilidade", criticou.

Comente agora
21
Mar
SSA: Vazamento de gás faz clientes passarem mal em restaurante da Pituba
Postado por: Samile Damasceno / 17:10h

Um vazamento de gás deixou várias pessoas passando mal no restaurante do Shopping e Flat Pituba Sil, na avenida Octávio Mangabeira, na tarde desta quinta-feira (21). De acordo com a Central de Polícia (Centel), a ocorrência foi confirmada e uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada para o local. O restaurante fica na área interna do complexo, que se localiza perto da Perini. O vazamento foi percebido pelos clientes por volta das 15h40. (Correio)

Comente agora
21
Mar
Eunápolis: Estrutura da Itaipava desaba e duas pessoas ficam feridas
Postado por: Samile Damasceno / 17:00h

A queda da estrutura de concreto e aço da Distribuidora da Cerveja Itaipava, em construção no bairro Juca Rosa, em frente ao Distrito Industrial de Eunápolis, deixou duas pessoas com escoriações, segundo o site Radar64. O desabamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (21) e os feridos foram atendidos pelo Samu. A engenheira responsável pela obra, Karen Daniela Mello Miranda, esteve no local e disse ao site que se “certificou que as ferragens, o aço, o concreto e o traço estão corretos, no entanto, ela vai solicitar à empresa uma perícia técnica do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia)”.  (BN/Foto: Radar64)

Comente agora
21
Mar
Itaberaba: Justiça bloqueia bens do prefeito João Filho
Postado por: Samile Damasceno / 14:58h

A Justiça da Bahia decretou o bloqueio de bens do prefeito João Filho, de Itaberaba, na Chapada Diamantina, no valor de até R$ 25,3 mil, para garantir o posterior ressarcimento ao erário. Essa decisão da justiça já era esperada pela sociedade como um dos desfechos dos imbróglios da administração do pepista João Almeida Mascarenhas Filho. O bloqueio aconteceu depois do pleito municipal, onde o gestor obteve mais de 70% dos votos da população. Entretanto, o segundo mandato já começa com muitas cobranças, além disso, a todo momento, o prefeito tem que se defender na Justiça das acusações de vários desmandos administrativos ocorridos no mandato anterior. A mais recente novidade é uma decisão da juíza de Direito da primeira Vara Cível da Comarca de Itaberaba, Íris Cristina Pita Seixas Teixeira, em uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público (MP) por atos de improbidade administrativa contra o erário. O MP apurou e constatou denúncias de que “o município de Itaberaba celebrou em 11 junho de 2009 um contrato com a Empresa Perfil Consultoria e Estatística Municipal Ltda ME, no valor de R$ 8.449,20, em contratação direta, tendo o prefeito João Filho dolosamente contratado sem licitação”. Por conta disso, o gestor de Itaberaba teve decretado pela justiça o bloqueio de bens no valor limite de R$ 25.347,60, visando garantir posterior ressarcimento ao erário. (Jornal da Chapada)

Comente agora
21
Mar
SAJ: Diretora da central de marcação informa que agendas de prestadores serão reabertas no dia 1º de abril
Postado por: Samile Damasceno / 14:22h

A Rádio RBR entrevistou a diretora da central de marcação de Santo Antônio de Jesus, Liana, a qual discutiu sobre os trabalhos realizados no setor, bem como orienta a população sobre marcação de exames.

Liana afirmou que o órgão está passando por um bom momento, uma vez que as mudanças estão trazendo retorno positivo. A diretora ainda falou a respeito das denúncias à central, “a gente pede muito que as pessoas sejam menos tendenciosas, menos falaciosas, pois tem todo um trabalho em jogo, toda uma metodologia que é desenvolvida, sempre com o intuito de abraçar a população e nunca excluí-la”, explana.

Como medidas para as denúncias, a diretora diz que irá passar a responsabilizar o usuário pra que alguns problemas que estejam chegando à Central de marcação ele mesmo consiga resolver dentro da unidade básica de saúde. Outra informação, é que no dia primeiro de abril estarão reabrindo quase todas as agendas de prestadores no município, os contratos já estão na fase final e os serviços que não estão em funcionamento hoje, como os diversos exames específicos de cardiologia, os serviços de oftalmologia, ultrassonografia, entre outros, todos iniciarão no dia primeiro de abril, com agenda marcada no final de março, “quando os exames forem marcados, eu não pergunto a ninguém quem votou em quem, antes de serem eleitores, são cidadãos dessa cidade”, afirmou.

Sobre as reclamações de demora na realização dos exames, Liana diz que essa situação não é real, pois não abre agenda para 60 dias, abrindo somente para 30 dias. Os casos de urgências têm atendimentos prioritários. Outra questão levantada foi em relação à marcação de exames e, sobre isso, Liana pede que as pessoas ao se dirijam à central de marcação que vão munidos de seus documentos: cartão da família, comprovante de residência, cartão do SUS e documento de identidade. Mais um fator é a solicitação de uma requisição particular para marcar exames no SUS, “mas neste caso eu não posso marcar o exame, pois o SUS não permite”, pontua.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
21
Mar
Assembleia vai debater propostas de reajuste salarial para a educação em SAJ
Postado por: Laiana Vieira / 12:02h

Jucilane Barreto, presidente da APLB-Sindicato informa que nesta quinta feira (21) acontecerá uma assembleia às 16h. no auditório do Hotel Ilha Bella, para debater propostas de reajuste salarial e o plano de carreira do estatuto do magistério que foi iniciado na gestão passada, mas não concluído. Jucilane diz que foi encaminhado um ofício desde a semana passada informando da reunião ao prefeito Humberto Leite (PDT) e a secretária, e que ambos estão cientes da assembleia, mas até o momento não se manifestaram. “É bom que todos os trabalhadores em educação participem, pois lá decidiremos o que será feito” comenta. (Foto: Criativa Oline)

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira

Comente agora
21
Mar
SAJ: Servidores públicos estão sendo perseguidos, diz presidente do Sindserv
Postado por: Laiana Vieira / 10:30h

A Presidente do Sindiserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo Antonio de Jesus), Sheila Sueli, fala sobre reclamações por perseguições de servidores do município ao Sindicato devido à troca de governo no município. Ela explica que tem recebido muitas denúncias de pessoas que por terem votado em outros candidatos estão sendo perseguidos no trabalho e inclusive ela afirma que já precisou visitar locais de trabalho na tentativa de amenizar a situação. “A gente sabe que é direito do administrador do município fazer as suas mudanças, mas eu alerto para que tenha mais cuidado com as pessoas, que procurem não assediá-las, não provocar o servidor, pois é preciso haver o respeito entre ambos”, comenta. Sueli afirma que em média 28 servidores já procuraram o SINDSERV e, com bom senso, já conseguiram regularizar as situações, no entanto, existem outros casos que são constrangedores até para o Sindicato. “Existem servidores que estão ficando depressivos e perdendo a autoestima para irem trabalhar, caso essas ações continuem, infelizmente, sendo necessário, vamos ter que agir judicialmente”, conclui.

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira.

8 comentários
20
Mar
Projeto Fênix: Diretora da SUDIC de S. Antônio de Jesus rebate críticas de empresário
Postado por: Samile Damasceno / 17:38h

A diretora da SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial),  Conceição Gonzalez, esteve presente na Rádio Recôncavo para ter seu direito de resposta a cerca do depoimento do empresário Newton Pimenta, conhecido “Picopel”, sobre a posse do espaço Fênix, afirmando ele que aquela área não pertence à SUDIC, como já havia sido reproduzido pela diretora. A entrevistada diz que, enquanto funcionários da SUDIC, possuem o compromisso e o dever de sempre prestar as informações corretas à comunidade, “então, vim prestar esclarecimentos concretos, pois as pessoas mal informadas ficam tratando um assunto de forma irresponsável e não pode permanecer desta forma”.

Gonzalez explica que a SUDIC é uma autarquia estadual que tem por objetivo primais prover o desenvolvimento industrial e comercial da região. Dessa forma, elucida ainda, a empresa não trabalha em defesa apenas de um empresário ou da classe de empresariado, “nós trabalhamos em defesa de um município, pois o empresário sozinho nada realiza”, defende. Sobre a área do espaço Fênix, Gonzalez afirma que de forma nenhuma aquela área foi tomada de ninguém e convida a comunidade a comparecer ao escritório regional da SUDIC, que fica na Galeria Moura, sala 118, para que tenham conhecimento dos documentos que indicam a propriedade daquele imóvel. O espaço em questão, segundo a entrevista, foi desapropriado pelo estado em 1999 com o propósito de criar um espaço pra fazer a produção regulamentada de fogos. No ano de 2000, o espaço foi inaugurado e os trabalhos foram anunciados. Em 2003, o primeiro projeto não logrou êxito, tendo uma intensificação de esforços de várias entidades comprometidas de Santo Antônio de Jesus. Ainda em 2003, começou uma tentativa de trazer empresários de fora da cidade, que tinham experiência na indústria pirotécnica, ficando instalados neste município no ano de 2004, mas também não logrou êxito.

No ano de 2007, o espaço ficou abandonado e nessa situação, explica a entrevistada, todos se calaram perante o assunto, sem tomar nenhuma providência mais concreta e quando a mesma chegou para a gestão da SUDIC, em 2011, foi visto uma situação de total desgaste ambiental e falta de higiene em uma posse ilegal, “então, fomos conduzindo de forma pacífica e retomamos a posse para a SUDIC, orientando para as pessoas que estavam usando o local, inadequadamente, das consequências que aquilo poderia causar à família que ali estava”.

Diante de todo exposto, há hoje um processo tramitando e será assinada a declaração de utilidade pública estadual de uma área e a SUDIC irá desapropriar uma área menor e a partir daí irão trabalhar com um espaço pra acomodar os produtores de fogos que pretendem formalizar a sua produção. Outro fator que Gonzalez ainda esclareceu é que aquela área jamais foi pensada como forma indenizatória das famílias das vítimas da explosão de fogos, “eu tenho contato constantemente com todas estas famílias e estamos tentando uma forma judicial de reparação dos danos, pois as pessoas não têm o discernimento para entender que uma coisa é poder executivo, outra é poder legislativo e outra é poder judiciários. Todos entram em defesa da comunidade de forma interdependente e um não pode mandar no outro”, pontuou.

 Redação e Foto: Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
20
Mar
Promotor de Justiça: 'a decisão da retirada dos ambulantes em SAJ partiu da prefeitura e da promotoria'
Postado por: Samile Damasceno / 16:11h

A Rádio Recôncavo entrevistou o Dr. Julimar Barreto, promotor de justiça de Santo Antônio de Jesus e discutiu a respeito da polêmica da retirada dos ambulantes da Praça Padre Mateus, tema este que, inclusive, houve uma sessão na câmara de vereadores na última segunda-feira, onde foi debatido sobre o assunto.

Dr. Julimar diz que não foi informado da sessão, não podendo comunicar ao certo o que ocorreu, “o que eu posso dizer é que o Ministério Público está apoiando a prefeitura no sentido de organizar o setor, não está proibindo que eles comercializem seus produtos e trabalhe de forma honesta, o objetivo é disciplinar e organizar até que vejamos onde os produtos possam ser comercializados”, explana.

O promotor diz ainda que as secretarias envolvidas estão relocando alguns ambulantes para a Praça Padre Mateus em locais adequados, de forma que possam vender sem atrapalhar o trânsito e sem atrapalhar os pedestres.

A respeito da “baiana de acarajé” que comercializava seu produto há mais de 40 anos no mesmo local e que também foi retirada do solo municipal, Dr. Julimar argumenta que a vendedora não foi retirada, o objetivo é relocar para outro local mais apropriado para a venda, “esse fato tem que ser observado, pois se uma baiana coloca sua banca em uma esquina, parando carros para comprar e de repente acontece um acidente, quem irá se responsabilizar? Dessa forma, cabe sim uma estruturação. É sabido também que foi dado um prazo para a retirada, não chegando de forma imediata” disse. A decisão dessa organização do solo municipal partiu de uma decisão conjunta entre a prefeitura municipal e a promotoria de justiça, diante dos reclamos da própria população.

 Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
20
Mar
Imóvel pega fogo no bairro da Liberdade, em Salvador, diz PM
Postado por: Samile Damasceno / 15:21h

Um imóvel pegou fogo por volta das10h40 desta quarta-feira (20), na Rua Lima e Silva, no bairro da Liberdade, em Salvador, de acordo com informações da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Não há informações sobre vítimas, nem a respeito da proporção do incêndio. O imóvel fica no primeiro andar e embaixo funciona uma loja de bijouterias, segundo informações da Central de Polícias (Centel). Não há informações se o incêndio já foi controlado. (G1)

Comente agora
20
Mar
11ª CIRETRAN muda de coordenação em Stº Antº de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 14:06h

Foi divulgado no Diário Oficial da última terça-feira (19), o nome do novo coordenador da 11ª CIRETRAN em Santo Antônio de Jesus. O bacharel José Luis Cardoso Barreto, o qual trabalhou na administração do ex-prefeito Euvaldo Rosa, deverá atuar no cargo deixado por Márcio Nóia. José Carlos possui nível superior em Ciências Contáveis pela  Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
20
Mar
Aniversário de Salvador será comemorado com festival multicultural
Postado por: Samile Damasceno / 13:30h

A vocação de cidade cultural de Salvador será o grande mote para a comemoração dos seus 464 anos, no próximo dia 29 de março de 2013. A capital baiana será tomada por uma série de manifestações artísticas e culturais, formando a programação do Festival da Cidade, evento que se estenderá de 24 a 31 de março. Os quatro cantos da cidade receberão apresentações de música, teatro, dança, além de exposições de arte, performances, eventos esportivos entre outras atrações. Ao todo, estão programados 100 eventos, com a participação de cerca de mil artistas. A programação completa será divulgada na próxima quinta-feira (21). O principal objetivo da Prefeitura de Salvador, através da Salvador Turismo (Saltur) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes), é o de transformar o Festival da Cidade num marco do calendário cultural e turístico de Salvador. Além de eventos privados, como peças de teatro, shows e exposições de artes plásticas, o município vai oferecer à população uma série de apresentações de rua e em espaços públicos, gratuitamente. A programação vai se repetir anualmente, sempre no mês de março. Durante os oito dias de festa, baianos e turistas poderão desfrutar do que há de melhor em termos de arte e cultura.

Comente agora
20
Mar
RJ: Sobe para 28 o número de mortos em Petrópolis, Região Serrana
Postado por: Samile Damasceno / 13:10h

Subiu para 28 o número de mortos em Petrópolisx, Região Serrana do Rio. Drucilaine Alves Luminato, 31 anos, estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Teresa e faleceu na manhã desta quarta-feira (20). Ela era mãe dos pequenos João Vitor, de 2 anos, e Rodrigo, de 4 anos,  que morreram soterrados no desabamento que destruiu a casa da família no bairro Alto Independência.  Os corpos das crianças foram encontrados na manhã de terça-feira (19), provocando grande comoção entre os moradores do bairro. O pai das crianças continua internado no Santa Teresa. Equipes do Corpo de Bombeiros  recomeçaram, por volta das 7h da manhã desta quarta-feira, as buscas por desaparecidos. A ação está concentrada na Vila São José, na Rua Espírito Santo, no bairro Quitandinha, onde pelo menos quatro pessoas ainda estão desaparecidas. A procura por vítimas da tempestade acontece desde a madrugada de domingo (17), e, até o momento, 27 mortes foram confirmadas. Soldados do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada começaram a ajudar os bombeiros nas buscas. Cães farejadores também foram utilizados, mas já foram deslocados para outras áreas da cidade.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 1.400 pessoas estão desabrigadas. A prefeitura de Petrópolis contratou mais 100 pessoas para ajudar no trabalho de limpeza e recuperação da cidade. Ao todo, 27 abrigos recebem pessoas que tiveram que deixar suas casas. Os locais precisam, de acordo com a administração municipal, de material de limpeza e higiene, como sabonete, papel higiênico, desinfetante, sabão em pó, além de colchonetes. O local para a entrega de doações é na rua Doutor Sá Earp, no Centro da cidade. Na noite de terça-feira (19), o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) retirou Petrópolis do estado de atenção, mas manteve o estado de vigilância. (G1)
Comente agora
20
Mar
Conselho Tutelar de Santo Antonio de Jesus divulga dados do ano de 2012
Postado por: Laiana Vieira / 09:36h

O presidente do Conselho Tutelar de Santo Antonio de Jesus, Adriano Pimentel em entrevista a repórter Bruna Leal da Recôncavo FM, faz um balanço dos casos recebidos no ano de 2012. Adriano revela que foram atendidos 2.532 usuários do órgão. “Tivemos 358 vítimas de maus tratos ou negligência, 29 vítimas de abuso sexual, 1 vítima de estupro, 2 vítimas de exploração sexual, 379 aconselhamentos a adolescentes, 104 vítimas de agressões tanto físicas quanto verbais, 1 criança vitima de preconceito racial, 17 casos de envolvimento com bebida alcoólica, também 23 envolvimentos em atos inflacionais que foram acompanhados pelo conselho diretamente” relata. O presidente afirma que uma das grandes influentes para os casos de maus tratos é a mídia. “Atualmente, os adolescentes estão começando tudo muito cedo, então muitos pais, por terem tido criações diferentes, não acompanham a evolução e acabam praticando agressões totalmente desproporcionais em que o Conselho precisa intervir para que as vítimas não tenham graves sequelas na construção da identidade.

Pimentel aconselha às pessoas vítimas de violência e abusos a não se acomodarem, não se sentirem culpadas pelo que estão sofrendo, procurarem sempre ajuda, se possível, da escola que é uma grande parceira do Conselho Tutelar, ligarem e denunciarem para que seja tomada uma medida de intervenção e evitar consequências que atrapalhem o desenvolvimento físico e intelectual dessas crianças e adolescentes. “Muitas pessoas deixam de denunciar por medo, mas não é preciso se identificar para fazer a denúncia, mesmo quando o indivíduo vai pessoalmente ao Conselho, as informações são totalmente sigilosas”, elucida.

O telefone do Conselho é: (75) 3632 4549, seus horários de funcionamento são das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

Redação Voz da Bahia: Laiana Vieira

Comente agora
20
Mar
SAJ: 4ª Dires promove Seminário Macro Regional de Coordenadores da Atenção Básica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:08h

Acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 8h, no auditório do Parati Hotel, o Seminário Macro Regional de Coordenadores da Atenção Básica promovido pela 4ª DIRES, com o objetivo de qualificar a gestão e atualizar os coordenadores da Atenção Básica para condução dos projetos estratégicos do Ministério da Saúde, SESAB, DAB, e DIRES em seus municípios. Serão esperados para o evento a participação de 150 profissionais da área de saúde. O seminário é destinado aos gestores da Atenção Básica, Saúde Bucal, coordenadores do NASF dos municípios e apoiadores institucionais das cidades que compõem toda a macro-leste, que inclui as micros de Salvador, Camaçari, Santo Antonio de Jesus e Cruz das Almas, onde atendem o total de 48 municípios.

Comente agora
19
Mar
Empresário sobre Condomínio Fênix em SAJ questiona: "Estão querendo dar calote nas 64 vítimas da explosão?"
Postado por: Samile Damasceno / 23:36h

O repórter Juaraci Santos da Recôncavo FM, conversou na terça-feira (19), com o empresário Newton Pimenta, o conhecido “Picopel”, ele tratou a respeito do novo Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus. O empresário opinou a favor das vítimas da explosão da fábrica de fogos que ocorreu no dia 11 de dezembro de 1998. O entrevistado inicia sua fala com uma frase famosa de Nicolau Maquiavel em que diz: “Os fins justificam os meios, assim, explica, para se chegar a ampliação do Polo industrial, em que o resultado final é digno e lucrativo e os meios necessários para se chegar até lá, é o assassinato novamente daquelas 64 vítimas (explosão da fábrica de fogos)? Então é justo e é perfeito que se faça através dos meios a chegada ao fim?”, desabafa

Dessa forma, Picopel diz que todas as pessoas santoantonienses são responsáveis pelas 64 vítimas, pois, ao longo de dois anos, foi cativado todos aqueles pobres que vendiam fogos, “assim, todos nós mobilizamos para chegar com amor, carinho e sustentação para aquele povo, mas aí a comoção social acabou, o tempo foi passando e fomos esquecendo-se daquela gente”, comenta. Newton ainda explica que o ex-gerente da SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial), procurou os meios de comunicação na gestão passada, "no jargão popular, tirar a bunda da seringa, ainda informou que fez uma carta ao Governador, avisando-o que o prefeito de Santo Antônio de Jesus permitiu que um grupo de empresários fizesse um condomínio residencial, chamado Cidade Nova, em frente ao Polo Industrial e aquela área deveria ser desapropriada para a ampliação, temos aí vários recados, a vocação natural iria ampliar lá mesmo e o prefeito tem que desapropriar; ganho dinheiro do Estado e não trabalho, pois fiquei cego e não vi aquilo, depois de feito é que vim reclamar com uma carta ao Governador?, interroga”. Na opinião do empresário, deveria ser feito um ofício ao governo, e não uma carta, antes do fato ter acontecido, "é um absurdo", completa.

Agora, na gestão da Dra. Conceição Gonzalez, Picopel comenta que, já que a diretora considera o espaço muito caro, foi decidido então por um espaço mais barato e esta área foi tomada do projeto Fênix por ser uma área da SUDIC, “isso é tão falso quanto uma nota de três reais. Aquele lugar foi do Governo que comprou aquela área, construiu o espaço Fênix e deu, uma vez que o Governo pagou uma dívida com o projeto Fênix, então não se pode dizer que aquele espaço é da SUDIC, ou estão querendo dar o calote nas 64 vítimas?”, argumenta. Em síntese, o maior questionamento do empresário é em relação às vítimas e sobreviventes da explosão na fábrica de fogos no dia 11 de dezembro de 1998, "é não retirar as pessoas que vivem no local sem retribuir aquela gente com o que é de direito", concluiu.

Redação: Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
19
Mar
Empresa de Feira de Santana é condenada a indenizar funcionários por instalar câmera no banheiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:19h

Uma empresa de Feira de Santana foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região a pagar R$ 200 mil a dois empregados por dano moral depois da descoberta de uma câmera instalada em um banheiro - diretamente ligada à sala de um dos sócios da Adinor Indústria e Comércio de Aditivos. A decisão foi mantida pelo Tribunal Superior do Trabalho na última semana. Cada funcionário receberá R$ 100 mil. A reclamação sobre a câmera foi ajuizada na Vara do Trabalho de Feira de Santana por um técnico de informática e uma assistente contábil. O técnico contou que em agosto de 2007 ele informou à gerente da empresa que suspeitava de que havia uma câmera em um pequeno furo no teto do banheiro da empresa, que era unissex e utilizado por cerca de 20 funcionários da área administrativa. Os próprios funcionários confirmaram que havia uma câmera e então descobrirram, no forro do banheiro, que ela estava ligada a uma TV e um gravador de DVD instalados na sala de um dos sócios.

No dia seguinte à descoberta, o fato foi informardo ao outro sócio da empresa, irmão do primeiro sócio. Em reunião com os funcionários, este sócio garantiu que todo o material seria queimado. Alguns funcionários foram com este sócio até a sala do irmão, onde encontraram um "verdadeiro arsenal pornográfico", com revistas, CDs e DVDs. Todo material foi incinerado. O técnico e a assistente, no entanto, não consideraram o caso encerrado e recorreram à Justiça, pedindo rescisão indireta do contrato de trabalho e também indenização por danos morais. A empresa alega que os próprios funcionários instalaram a câmera para tentar extorquir os sócios e por isso foram demitidos por justa causa. 

Comente agora
19
Mar
SAJ: 'Encontro Transformadores' começa nesta quarta-feira na Igreja Batista Betânia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:55h

Comente agora
19
Mar
Vereador de Alagoinhas propõe moção de repúdio à mula
Postado por: Samile Damasceno / 17:57h

O vereador de Alagoinhas Jorge da Farinha (PTN), ex-presidente da Câmara de Vereadores, propôs uma moção de aplausos à mula Luana, animal que é símbolo da cavalgada que o próprio edil realiza há alguns anos. O animal é resultante de cruzamento entre uma égua e um jumento ou um cavalo com uma jumenta. A pauta deverá ser apreciada no plenário da Casa ainda nesta terça-feira (19). Com informações do site local Alagoinhas Hoje.

Comente agora
19
Mar
SAJ: Secretário de Agricultura fala de espaço para ambulantes cadastrados
Postado por: Samile Damasceno / 17:54h

Em entrevista à Rádio Recôncavo, Ailton Lago, secretário de agricultura de Santo Antônio de Jesus, faz uma avaliação da sessão que ocorreu nesta segunda feira (18) na Câmara Municipal. Ele explica que a primeira ação da Prefeitura nessa operação foi a retirada dos ambulantes, mas que em nenhum momento houve a proibição da comercialização de qualquer produto. “O que há é a vontade de organizar a cidade que há muito tempo vem precisando disso. Por falta de fiscalização as pessoas começaram a comercializar seus produtos onde achavam mais conveniente, sem prestar atenção nos consumidores que também precisam ter o direito de ir e vir sem correr riscos por conta da falta de espaço nos passeios públicos”, elucida.

Ailton diz ainda que foi dado o prazo de até 15 de abril para as pessoas se cadastrarem e procurarem a Secretaria de Infraestrutura ou de Agricultura e que durante o cadastramento tenha-se uma ideia do quantitativo desses comerciantes e possa viabilizar um local mais apropriado. “O nosso objetivo é a padronização, a organização e, sobretudo a regulamentação. As pessoas precisam comercializar, mas em cima de uma licença pública”.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

4 comentários
19
Mar
Número de mortos em decorrência da chuva em Petrópolis chega a 24
Postado por: Samile Damasceno / 17:39h

Bairro Quitandinha foi um dos mais atingidos

Subiu para 24 o número de mortos vítimas de deslizamentos e desmoronamentos em Petrópolis, na região serrana do Rio. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), a cidade tem 21 pontos de escorregamentos e alagamentos. Duzentos e cinquenta bombeiros e agentes da Defesa Civil trabalham para resgatar as vítimas. De acordo com a Sedec, os corpos foram encontrados em seis bairros (cinco no Quitandinha; um em Doutor Thouzet; dois em Alagoas; um em Lagoinha, quatro no Bingen e cinco em Independência). Duas pessoas morreram em hospitais. A secretaria não divulgou em que locais foram resgatados os últimos quatro corpos localizados nesta tarde.

Mais cedo, bombeiros retiraram de dentro de um rio dois corpos de vítimas soterradas na vila São Joaquim, em Petrópolis. O rio passa a cerca de 500 metros do local onde ficavam as casas. Moradores encontraram o corpo de um adolescente identificado como Vinícius e chamaram os bombeiros. Logo depois, eles encontraram outro corpo no riacho. Pela manhã, os bombeiros resgataram o corpo de um menino soterrado na Vila São Joaquim, no bairro Quitandinha. O secretário estadual de Defesa Civil, coronel bombeiro Sérgio Simões, estima que entre 10 e 15 pessoas ainda estejam soterradas pela avalanche de lama que destruiu pelo menos três casas nesta localidade no fim da noite de domingo.

Comente agora
19
Mar
PRE-BA é favorável à inelegibilidade do prefeito reeleito de Amélia Rodrigues
Postado por: Samile Damasceno / 17:25h
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) é favorável ao provimento do recurso contra expedição do diploma do prefeito reeleito do município de Amélia Rodrigues, Antônio Carlos Paim Cardoso, conhecido como Toinho do PT. O gestor só conseguiu a reeleição por conta de uma liminar que impediu que a Justiça Eleitoral o considerasse inelegível, após o petista ter as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela Câmara de Vereadores da cidade. Na manifestação, o procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga afirma que o recurso é a via adequada para provocar a inelegibilidade, devido à cassação da liminar que, à época do registro de candidatura, suspendia os efeitos da decisão que rejeitara as contas da prefeitura na gestão de Cardoso. Um parecer prévio do TCM apontou a ocorrência de improbidade administrativa e irregularidades insanáveis nas contas da administração municipal durante a gestão anterior de Cardoso, tornando-o inelegível, conforme o art. 1º, I, g, da Lei Complementar n. 64/90. “Revogada a liminar, portanto, o que se tem no presente momento é que o status jurídico do primeiro recorrente é de inelegibilidade, que se projeta desde a decisão da Câmara de Vereadores”, afirma Madruga na manifestação. (BN)
Comente agora
19
Mar
Caçamba derrapa e atinge passeio de residência em Stº. Antº. de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 15:06h

Na manhã desta terça-feira, por volta das 11h, ocorreu um pequeno acidente envolvendo uma caçamba de placa policial JLN 5085, a qual estava carregada de entulho. O local do incidente foi na ladeira da Rua Chile, Bairro Alto Sobradinho em Santo Antônio de Jesus, conhecida Ladeira da Coelba. O motorista que estava conduzindo afirmou que o veículo derrapou, perdendo o controle da direção e atingindo o passeio de uma residência, que por pouco, também não ficou com a frente destruída. Ninguém ficou ferido.

Alguns internautas opinaram sobre o fato e afirmaram que o veículo não poderia estar trafegando naquele local, devido ao peso da caçamba e ao declínio da ladeira e por pouco não aconteceu tragédia.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Samile Damasceno / Carly Chesma

Um comentário
19
Mar
Dom João da Diocese de Amargosa fala sobre as perspectivas para com o novo Papa
Postado por: Laiana Vieira / 14:58h

Dom João Nilton, da Diocese de Amargosa, em entrevista a Joselito Fróes da Rádio Recôncavo FM, falou sobre as expectativas da Igreja Católica com o novo Papa argentino Francisco. Segundo ele, um Papa latino pode fortalecer ainda mais a Igreja Católica na América, ”além disso, ele é o primeiro Jesuíta, sacerdote da companhia de Jesus − congregação fundada por Santo Inácio de Loyola − e a escolha do nome Francisco nos faz acreditar que na sua mente havia a figura de São Francisco de Assis, amigo dos pobres, homem nobre e simples que consagrou sua vida a Deus” comenta. D. João explica que a continuação da missão de Pedro é em dar sequência à missão de Jesus, anunciando a boa nova a todos os povos, contribuindo para o bem da humanidade e ajudando as pessoas a construírem a paz e a humildade. D. João acha que se deve pensar nas grandes questões da humanidade, em problemas gerais que são próprios da Igreja, da sociedade ou da humanidade.

Quanto aos tabus sobre o uso de anticoncepcionais, união de pessoas do mesmo sexo, ampliação de possibilidades legais do aborto e a ordenação de mulheres, o religioso explica que não se trata de tabus, “é preciso pensar um pouco mais a cada questão de forma separada, eu diria que não são exigências da Igreja, mas a lei natural da vida. Hoje essas questões são postas pela sociedade para serem discutidas a luz da consciência humana e da fé cristã, há valores que abrir mão seria como ir de encontro à natureza”. D. João diz que a missão da Igreja é evangelizar, anunciar Jesus Cristo e seu Reino para pessoas de todas as idades. “Deve ser um lugar de educação onde valores espirituais e morais são passados. Na medida em que elas cultivam esses valores, consequentemente vamos ter uma juventude mais saudável”, complementa.

Redação e Foto: Voz da Bahia

Comente agora
19
Mar
Rio: Corpos de crianças são achados e número de mortos já passam de 20
Postado por: Samile Damasceno / 14:54h

Foto: Luiz Roberto Lima/Futura Press/Estadão Conteúdo

Subiu para 21 o número de mortos em decorrência da chuva em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, conforme informou a assessoria do Corpo de Bombeiros no início da tarde desta terça-feira. Ainda de acordo com o órgão, os três corpos encontrados são dois meninos e uma menina. Eles estavam em um córrego que passa sob a BR-040, na altura do km 82, no bairro Bingen. Segundo os bombeiros, os corpos percorreram cerca de um quilômetro desde o local do deslizamento. A chuva ainda deixou outras 18 pessoas feridas e 1.466 desalojadas e desabrigadas. A Prefeitura de Petrópolis contratou mais 100 pessoas para ajudar no trabalho de limpeza e recuperação da cidade. Ao todo, 18 abrigos recebem pessoas que tiveram que deixar suas casas. Segundo a prefeitura, os abrigos precisam de material de limpeza e higiene. Entre eles estão: sabonete, papel higiênico, desinfetante, sabão em pós e colchonetes. O local para a entrega é Rua Doutor Sá Earp, no Centro dea cidade. (G1)

Comente agora
19
Mar
Prédio desaba em Salvador e mulher fica presa em escombro
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:38h

Um prédio desabou parcialmente na região dos Barris, no Centro de Salvador, nesta terça-feira, 19, por volta das 12 horas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma mulher ficou presa nos escombros e foi resgatada com vida. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, que foi identificada pelo prenome Iza. A vítima estava na loja Neide Moda Fashion, que funciona no térreo do edifício, quando o piso do segundo andar desabou e atingiu a área do estabelecimento comercial. O prédio fica próximo à Estação da Lapa e é ponto de passagem para a Piedade. Bombeiros e policiais militares interditaram o local. (ATarde)

Comente agora
19
Mar
Representante de Instituto diz que retirar baianas de acarajé do Centro de S. A. de Jesus é um desrespeito
Postado por: Laiana Vieira / 11:27h

A retirada dos ambulantes vem sendo discutida constantemente em Santo Antônio de Jesus, entre o assunto está as baianas de acarajé. Maria Paula, representante do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional dá sua opinião em entrevista com o repórter Wellington Macedo e diz que as baianas do acarajé foram consideradas patrimônio cultural nacional de natureza imaterial. Segundo ela, o ofício de baiana do acarajé faz parte da referencia da identidade de todo o Brasil, “essas mulheres não podem ser impedidas de irem às ruas pra vender seus produtos, não apenas por serem mães de família, mas por estarem ganhando o sustento de forma honesta, elas não concorrem com atividade de lojistas e também por não ferirem a organização do espaço público, muito pelo contrário, elas compõem a identidade desse espaço”, alega.

A representante da Associação das Baianas do Brasil, Rita Santos, conta que “é muito triste saber que as baianas estão sendo retiradas pela polícia. Esse tipo de coisa não pode estar acontecendo numa cidade como Santo Antônio de Jesus, o poder público municipal deve separar o joio do trigo; as baianas precisam ser tratadas com respeito, retiradas dessa maneira com arbitrariedade é algo inadmissível”, afirma a representante.

Redação e Foto: Voz da Bahia - Laiana Vieira

5 comentários
18
Mar
Santo Estevão: Irmãs desaparecidas após naufrágio de canoa são achadas mortas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:08h

Os corpos das duas irmãs desaparecidas há 5 dias devido ao naufrágio de uma canoa  foram localizados na tarde desta segunda-feira (18), no Rio Paraguaçu, na região de Santo Estévão. De acordo com Júlio César, coordenador de Comunicação Social do 2° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), as crianças, que tinham seis e sete anos, emergiram no rio durante as buscas da equipe, por volta das 15h. "Nós estávamos fazendo a todo tempo buscas visuais e por motoaquática", explicou sobre a operação. Segundo ele, a mãe das vítimas, única sobrevivente da canoa, apontou que elas apareceram no mesmo ponto do rio em que o barco virou. 

Na canoa, também estavam dois tios das crianças - um deles, Joaquim dos Santos Almeida - foi encontrado às margens do rio na manhã desta segunda-feira, segundo o Corpo dos Bombeiros. O corpo dele foi localizado a cerca de 600 metros de distância de onde a canoa virou. Almeniza da Cruz Meira, que também morreu afogada, já havia tido o corpo resgatado. As buscas foram feitas por oito bombeiros e três militares da Marinha. Segundo os bombeiros, o pai das crianças está muito abalado e não tem condição de realizar o reconhecimento, o que foi feito por outros familiares. O corpo das vítimas serão levados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. “As minhas duas netas são as coisas mais lindas, era as minhas duas joias preciosas”, disse Marizete Cardoso, avó das crianças. (G1)

Comente agora
18
Mar
Seca: Prefeito de São Gonçalo dos Campos cancela São João deste ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:23h
O prefeito reeleito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardozo (PSD), cancelou nesta segunda-feira (18) o São João do município do centro norte baiano. Em entrevista ao Jornal Grande Bahia, Furão, como é conhecido, informou que as atividades e toda a programação foram canceladas por conta da prolongada estiagem que assola o município. “Construímos uma marca nacionalmente, o ‘São João de São Gonçalo’. Mas, os efeitos da falta de chuvas na zona rural do município me levaram a cancelar o evento deste ano, lamento informar isto. Neste momento tenho que pensar nos moradores da zona rural e também da sede, pois os efeitos da seca atingiram fortemente a economia no nosso município e a vida dos moradores do campo”, explicou. O gestor avaliou ainda que mesmo que as chuvas comecem a cair, os efeitos da seca ainda serão sentidos por uma longo período. “Estamos analisando a possibilidade de decretar Estado de Emergência”, afirmou. Segundo o prefeito, que revelou que toda a situação tem contribuído para agravar problemas de saúde que enfrenta, a decisão pela suspensão do São João é de caráter definitivo. Furão revelou ainda que avalia a possibilidade de afastar-se do cargo para tratar da saúde. (Bahia Notícias)
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com