As comentadas


Boa tarde , Quinta-feira, 30/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

10
Mai
Campanha de combate à exploração sexual em Santo Antônio de Jesus tem participação de autoridades públicas
Postado por: Laiana Vieira / 12:16h

Dra. Danúbia Catarina Oliveira, promotora da justiça infância e juventude, numa entrevista cedida à Rede Baiana de Rádio, explana que o Ministério Público muito tem feito para combater a exploração sexual. Ela fala que existe uma campanha nacional do Disk 100, que é um número de denúncia gratuito, no qual qualquer pessoa pode noticiar anonimamente. “A realidade é que o inimigo, muitas vezes, não está na rua, mas em casa ou na vizinhança e devido a isso é que esses crimes se mantêm em silêncio durante algum tempo. É preciso que isso saia do seio da família e vá às autoridades e o MP está de portas abertas para apurar e verificar qualquer denúncia que chegue, pois se trata de um crime grave que precisamos combatê-lo”, coloca.

A promotora relata que a reunião que aconteceu na última terça (07) entre autoridades públicas do município para discutir o assunto, foi muito proveitosa, pois os órgãos de combate puderam conversar entre si e se unirem, fortalecendo ainda mais o combate à esse tipo de prática criminosa e o tratamento dessas vítimas que precisam de acompanhamento por ficarem com sérios traumas. “Discutimos também sobre doenças sexualmente transmissíveis, que as vítimas devem ser encaminhadas para tratamento de saúde e foi uma iniciativa muito boa”, considera. A Dra. Danúbia atenta para a importância de se fazer a denúncia, “todos devem estar atentos para uma possível mudança de comportamento da criança e se a vítima quiser procurar autoridades logo quando acontecer a agressão, ela pode procurar o MP, temos meios jurídicos de afastar o agressor do lar para proteger essa criança”.

Comente agora
10
Mai
SAJ: Advogado convida população para conferência sobre ações do município
Postado por: Laiana Vieira / 11:57h

O repórter Joselito Fróes entrevista o advogado Leonardo Wanderley que fala sobre a conferência municipal das cidades que acontecerá em Santo Antônio de Jesus nos dias 15 e 16 de maio. Leonardo explica que no dia 15 começará às 18 horas e no dia 16, a partir das 8h no CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional). “Essa conferência é uma iniciativa de algumas organizações sociais do município, como o Sindicato dos Empregados do Comércio, Estudo de desenvolvimento de Ações Sociais, Associação de Pessoas com Deficiência, Observatório Social, Associação dos Produtores Orgânicos, Sindicato dos Empregados da Construção Civil, Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e Ministério Público Federal”, explana. Ele fala que a conferência terá o objetivo de estabelecer um diálogo entre o poder público e sociedade civil para discutir um pouco sobre o crescimento da cidade. “Temos pensado pouco sobre esse processo de desenvolvimento do município, é importante pensar em construir uma cidade que não apenas uma minoria defina esse desenvolvimento, mas toda a população, principalmente os setores que geralmente ficam excluídos. Por isso convido as associações de bairros, associações de trabalhadores rurais, enfim, é importante a participação de todos”, coloca.

O advogado afirma que algumas discussões estarão em pauta, como o processo de transporte público, a falta de ciclovias, a acessibilidade para pessoas com deficiência, a questão da moradia, do saneamento básico, dos espaços de lazer, dentre outros pontos.

Comente agora
10
Mai
Clube dos 1.000 não pode mais realizar eventos com som em S. A. de Jesus, diz promotor
Postado por: Laiana Vieira / 11:34h

Moradores de Santo Antônio de Jesus reclamam da poluição sonora causados por eventos musicais no Clube dos 1.000. Dr. Julimar, promotor de justiça, cede entrevista ao repórter Tino Alves da RBR e fala que tem ouvido muitas queixas da comunidade com relação a esse assunto, “tem acontecido eventos de grande porte que tem afetado grande parte da cidade, pois a posição geográfica do Clube favorece à propagação dos ruídos por vários bairros, dessa forma não é adequado que se faça mais shows no local”. Em benefício da comunidade o Ministério Público proibiu eventos musicais de grande porte no Clube dos 1.000. “Já conversamos com a direção do Clube,  fizemos um ofício para a secretaria de obras e um termo de ajustamento de conduta com o clube permitindo que houvesse apenas um evento que já tinha sido agendado anteriormente, mas ficou claro que não se pode mais fazer essas festas lá”, explica.

O promotor diz que a única solução seria fazer o isolamento acústico em uma área, no entanto sabe que fica inviável fazer um evento de grande porte numa área toda isolada acusticamente. “Sempre temos atuado nessa questão, apelando para a conscientização da população para que evite esse tipo de coisa que gera tanto desentendimento. Já existe inquérito civil com relação ao Clube dos 100 e AABB, pois tem gente reclamando desses espaços também, esses clubes serão chamados novamente na promotoria para fazermos um termo de ajustamento de conduta”, encerra.

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira

Um comentário
10
Mai
SAJ: Presidente da CDL fala sobre as expectativas de vendas no Dia das Mães no 'Comércio mais barato da Bahia'
Postado por: Laiana Vieira / 10:30h

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Santo Antônio de Jesus, André Gustavo, em entrevista à Recôncavo FM fala sobre as vendas no dia das mães que, segundo ele, é a terceira data mais importante para o comércio da cidade e região. Ele explica que as entidades empresariais, CDL, Associação Comercial e Sindicato Patronal não poderiam deixar em branco essa data que está na programação anual de fazer uma campanha que estimule tanto as lojas quanto os clientes e moradores das cidades vizinhas que venham consumir no ‘Comércio mais barato da Bahia’. “Esse ano, preparamos uma campanha diferenciada, buscando utilizar mais as redes sociais, para fazer com que as pessoas se sensibilizem por uma mensagem, um pedido das mães de terem um presente do comércio mais barato da Bahia. A estratégia é essa, para que possamos atingir um público maior de pessoas, já que as redes sociais são realmente muito acessadas”, discorre. Ele fala que é uma data importante para o comércio varejista, que no passado houve crescimento com relação a anos anteriores e a expectativa é que este ano de 2013 as vendas sejam superadas. “A gente entra num período muito interessante por que após o dia das mães, começaremos a campanha do comércio para o São João e logo depois entraremos num período de liquidação que acontecerá pela primeira vez o ‘liquida Bahia’, após o mês de junho", encerra.

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira

Comente agora
10
Mai
Presidente do SINDSERV aponta casos de assédio moral na prefeitura de SAJ: "Tenho provas"
Postado por: Laiana Vieira / 10:28h

A Presidente do SINDSERV (Sindicato dos Servidores Municipais) de Santo Antônio de Jesus, Sheila Suely, em entrevista, fala da proposta de aumento para os servidores da prefeitura e relata assédio moral que alguns vem passando na administração pública.

Sobre o aumento Sheila afirma que já ocorreram duas assembleias relacionadas à campanha salarial do servidor público para solicitar um percentual de aumento, “na última delas foram eleitas comissões de cada categoria para representar as pautas de reivindicações, dia 7, fizemos uma reunião com a comissão que foi eleita na assembleia junto à secretária de administração, Dra. Luciene Pinto e Dr. Marcel procurador do município, mas infelizmente não tivemos êxito até porque já tínhamos solicitado antes a reunião e o servidor público estava na expectativa de ter um aumento que viesse a dar para levarmos a discussão até a categoria. No entanto não houve percentual da parte da administração e isso é preocupante”, coloca.

AUMENTO DOS SERVIDORES:

Sheila fala que foram apresentadas à administração na assembleia três pautas de percentual de 20, 18 ou 15%, mas, segundo ela, nenhuma teve resposta positiva. “Dra. Luciene alegou que não tem ainda o percentual de aumento para o servidor público, pois é preciso que a folha do município seja enxuta para que ela venha a dar um percentual sem acontecer o mesmo da última gestão do prefeito Humberto Leite com relação ao pagamento de servidores públicos. A gente entende isso, pois sabemos que transição de governo é algo complicado. Eu já esperava a campanha salarial atrasar, mas não esperava essa situação que o servidor público está vivendo, na qual os contratados estão sendo mais valorizados do que os efetivos”, discorre...

Um comentário
10
Mai
Casa Legal vai regularizar a posse de terra para 30 mil famílias em Salvador
Postado por: Laiana Vieira / 07:38h

O prefeito ACM Neto e o secretário de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil, Paulo Fontana, lançaram nesta quinta-feira, no Palácio Thomé de Souza, o programa Casa Legal, que visa regularizar a posse de terra de 30 mil de famílias em Salvador no período de quatro anos. Somente este ano, serão beneficiadas 6,5 mil famílias, sendo 6 mil no Bairro da Paz, onde o programa já começou com a entrega do primeiro título, nesta quinta-feira, durante apresentação à imprensa. A beneficiária foi dona Josefá dos Santos, de 76 anos, que mora há 30 no Bairro da Paz. O documento foi entregue pelo prefeito. O programa vai beneficiar famílias que moram em casas localizadas em terrenos públicos com até 250 m², que não tiveram alvará para construção. Podem participar famílias com renda de até seis salários mínimos. A Prefeitura já fechou parcerias com cartórios, que não cobrarão pela regularização dos documentos e atuarão de forma célere com o objetivo atender às metas ousadas do programa Casa Legal, idealizado por ACM Neto no início da gestão. (Tribuna).

Comente agora
09
Mai
Vaza gás em empresa no bairro de Nazaré, em Salvador, diz polícia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:30h

Um vazamento de gás ocorre em uma empresa de telemarketing situada no bairro Nazaré, em Salvador, nesta quinta-feira. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu estão no local desde as 18h. Não há informações oficiais de feridos até o momento. A empresa fica no Campo da Pólvora e ocorrência foi recebida pela polícia por volta das 17h50. A pista que dá acesso ao Dique do Tororó está interditada devido à situação. Três ambulâncias do Samu estão de prontidão na área externa da empresa. Segundo o Samu, os médicos não foram autorizados a entrar no local porque não se sabe a origem do vazamento, o que poderia comprometer a saúde da equipe. Não há informação da substância que vazou.

Comente agora
09
Mai
Prefeito de Ilhéus e PM reúnem-se para discutir ações contra a violência
Postado por: Samile Damasceno / 18:00h

O prefeito de Ihéus, cidade que fica ao sul baiano, Jabes Ribeiro (PP), juntamente com o coronel Antônio Reis e o comandante do 2° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacidade da PM-BA, tenente-coronel Marcelo Luiz Brandão, discutiram a criação de ações conjuntas de combate ao índice de violência na cidade. Iniciativas como a criação de um conselho comunitário e a implantação da Base Comunitária de Segurança foram apontadas como fundamentais para o desenvolvimento de uma plataforma operacional conjunta para combater o tráfico de drogas, a criminalidade e a marginalização no município, especialmente nos locais de maiores índices de violência registrados pela PM. “Apesar de já termos conversado em outros contextos sobre estes assuntos, consideramos que este encontro dá inicio a uma série de vários outros que teremos para tratar de temas referentes ao combate à violência no nosso município”, declarou Ribeiro. (BN/Foto: Gidelzo Silva)

Comente agora
09
Mai
SAJ: Acontece no próximo sábado (11) a segunda edição do projeto Provocadores de Milagres
Postado por: Samile Damasceno / 17:47h

O Missionário Reinaldo esteve presente na Rádio RBR para informar sobre a segunda edição do projeto Provocadores de Milagres, o qual será realizado no próximo sábado (11), às 19h, no auditório da Urbis IV. Este é um projeto que não possui nenhuma denominação de igreja ou ministério, podendo participar várias pessoas de diferentes religiões. Segundo Reinaldo, o evento é uma união de vários membros e de várias denominações.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
09
Mai
Barreiras: Deputada solicita intervenção da PGE no caso do Colégio Polivalente
Postado por: Samile Damasceno / 17:29h

A deputada Kelly Magalhães (PCdoB) protocolou nesta quinta-feira (9) um pedido de intervenção da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) para a desocupação do terreno do Colégio Estadual Polivalente Professor Alexandre Leal Frota, em Barreiras. O local foi tomado pelo ex-procurador geral do município, José Jesuino de Oliveira, que se apresentou como proprietário da área. “Ora, depois de 40 anos sendo ocupada pelo colégio estadual citado, sem que ninguém reclamasse a propriedade da área, que embora e ainda que pertencesse ao reclamante este já teria perdido o direito pelo usucapião, a prefeita, senhora Jusmari Oliveira, numa atitude de responsabilidade e zelo para com o erário público, entrou com uma ação judicial e o município foi vitorioso na causa, continuando assim, toda aquela área a ser utilizada pelo poder público estadual”, destacou Kelly. “Venho à presença da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, através do seu presidente, Dr. Rui Moraes Cruz, digno Procurador Geral, solicitar urgentes providências judiciais para reparação de danos ao erário público e à sociedade Barreirense, pela ocupação (invasão) irregular do terreno onde está instalado, desde a década de 70, o Colégio Estadual Polivalente Professor Alexandre Leal Frota e outros equipamentos públicos que servem aos órgãos ambientais do estado”.

A deputada ainda pediu a inclusão, na ação civil pública, do Cartório de Registro de Imóveis que lavrou a escritura desta área como pertencente a particular. “A população de Barreiras está indignada com esta afrontosa atitude deste cidadão e do prefeito Antônio Henrique e espera que o Estado, na pessoa de Vossa Excelência, possa com urgência fazer retornar para o erário público toda a área onde está o colégio estadual para que possa continuar a ser utilizada em benefício de toda a coletividade, bem como responsabilizar civil e criminalmente o autor deste golpe contra o erário público e os interesses do povo”, finalizou. (Política Livre)

Comente agora
09
Mai
Pedro Santana do bairro da Rádio Clube convida população de SAJ para evento do Dia das Mães
Postado por: Laiana Vieira / 15:58h

Pedro Santana, líder comunitário do bairro da Rádio Clube convida população de Santo Antônio de Jesus para o evento no Dia das Mães. Ele fala que sempre quis fazer esse evento no bairro da Rádio Clube,com esportes, músicas, cultura, não permitindo que as mães passem um domingo ainda mais carente. “Estou promovendo essa festa com minha força de vontade. No domingo, dia 12, no largo do Sururu, em frente ao Bar de Arlindo a partir das 10h da manhã”, explica. Segundo Pedro,a banda Coração Sedutor e outras atrações farão parte da comemoração. Ele pede para quem puder ajudar, doar presentes para serem destrubuídos as mães carentes, entre em contato pelo telefone: (75) 8224 0722 ou (75) 8841 2329, falar com Pedro.

O organizador cobra do prefeito Humberto Leite, que mande uma equipe visitar o bairro da Rádio Clube para ver a situação, pois está difícil de trafegar. E também o loteamento Maria Amélia, pois carro nenhum trafega e a população está passando por um momento difícil. “Assim como o prefeito programa o São João, pode programar uma equipe para visitar o nosso bairro, pois quem mais sabe do sofrimento da gente, espero que a história agora seja realmente outra”, conclui.

Redação e Foto:  Voz da Bahia- Laiana Vieira

Um comentário
09
Mai
Vitória da Conquista terá Zona Azul novamente
Postado por: Samile Damasceno / 15:35h
A prefeitura de Vitória da Conquista divulgou através de seu site que a Lei 1.891, referente ao sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em vias e logradouros públicos, popularmente conhecida como ‘Zona Azul’ foi sancionada. O funcionamento será das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados, ficando isento do pagamento da tarifa a utilização aos domingos e feriados. O período máximo de permanência do veículo na mesma vaga será de duas horas. Na área de abrangência do sistema serão definidas vagas especiais destinadas ao estacionamento de motocicletas e motonetas, com pagamento de tarifa diferenciada, correspondendo a 30% do valor cobrado para automóveis. Deficientes físicos, visuais ou mentais, que possuam mobilidade reduzida, e os moradores de residências em vias públicas abrangidas pelo sistema de estacionamento rotativo, que não possuam garagem própria serão dispensados do pagamento. (Aratu)
Comente agora
09
Mai
Avião de empresário de Gusttavo Lima é impedido de decolar, diz Anac
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 15:10h

Em fiscalização, Anac encontrou irregularidades no avião usado pelo cantor

A aeronave do empresário do cantor Gusttavo Lima foi impedida de sair do aeroporto de Sorocaba (SP) na tarde desta quarta-feira (8), conforme informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com a Anac, o cantor estava no avião e conseguiu outra aeronave para deixar a cidade. No entanto, a assessoria do sertanejo negou, em contato ao G1, que ele esteve no aeroporto da cidade. 

Segundo a assessoria, o cantor está em sua fazenda no interior de Góias, descansando para o show programado para esta quinta-feira (9), em Maringá (PR). A assessoria do sertanejo também confirmou ao G1 que a aeronave que foi impedida de decolar em Sorocaba  pertence ao escritório do empresário. Fiscais da Anac e da Polícia Federal constataram duas irregularidades na aeronave: o diário de bordo estava sem registro dos últimos voos e havia alterações na aeronave que ainda não foram regularizadas pela agência. O veículo deve permanecer no local até que sejam providenciadas as alterações.

Comente agora
09
Mai
Reunião define comissão para o projeto do Cepeamento de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:41h

Representantes de órgãos públicos, as Entidades Empresariais e Prefeituras de Santo Antônio de Jesus, Varzedo e Dom Macedo Costa, participaram no dia 8 de maio na sede da Associação Comercial e Empresarial de uma reunião sobre as dificuldades enfrentadas pela população com a falta de CEP nas cidades citadas. O representante da Conder, Fernando Cabussú, apresentou um mapa atual de Santo Antônio de Jesus conforme solicitado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus na última reunião realizada no Ministério Público, o que permitirá o início a identificação das áreas ainda não registradas na cidade. Segundo o Senhor Verlon Alves do Correio, o processo de identificação e registro de todas as ruas já foi iniciado em Dom Macedo Costa, mesmo sem o convênio com a CONDER, pois as proporções da cidade são bem menores necessitando de apenas um CEP.

 A grande dificuldade destacada pelos Correios em Santo Antônio de Jesus é porque o município tem mais de 50 mil habitantes e, por isso, é obrigado pelo Ministério das Comunicações a ter um CEP para cada rua. De acordo com Marcos Có, presidente da Câmara de Santo Antônio de Jesus, a cidade registrou entre 1980 e 2009, 178 ruas, mas como a CONDER pontuou a existência de 1093 ruas na cidade, ainda há muito trabalho para ser realizado. A sugestão da CONDER na oportunidade foi a revogação das leis anteriores, a fim de que todas as ruas sejam recadastradas de uma única vez, o que ficou de ser analisado. O promotor Julimar Barreto destacou ainda que por não ser permitido logradouros com nomes de pessoas vivas, muitas ruas atuais sofrerão modificações no recadastramento.

Comente agora
09
Mai
SAJ: Cidadão reclama do valor cobrado para colocar barraca durante o São João
Postado por: Samile Damasceno / 13:57h

Um cidadão identificado como Antônio, residente em Santo Antônio de Jesus, procurou a Rádio RBR nesta quinta-feira (09) para reclamar do valor cobrado pelo município para as pessoas que colocam barraca no circuito do São João. Antônio afirma que já coloca barraca há 12 anos e nos anos anteriores o valor cobrado era em média de R$ 600,00. Segundo ele, a gestão atual está cobrando R$ 1.500,00, “será que o prefeito Humberto Leite quer pagar a festa junina com o nosso dinheiro? Eu não vou ‘morrer’ de trabalhar para pagar esse valor”, comenta o cidadão.

Direito de resposta:

Um dos responsáveis da comissão do aluguel de barracas para o São João, Luis, explicou que o preço máximo da barraca é de RS 1.500,00 e o mínimo é de RS 150,00, pois depende da localização da barraca no circuito. Luis elucidou ainda que serão cadastradas duas mil pessoas, mas nem todas irão colocar barraca porque não há espaço e haverá uma seleção em que decidirá quais pessoas irão trabalhar.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
09
Mai
Secretária de Saúde entrega cargo depois de postagem no Facebook
Postado por: Samile Damasceno / 13:17h

A secretária de Saúde do município de Lavras (MG), Gilza Helena Carvalho, entregou o cargo nesta terça-feira (7) depois de uma postagem polêmica em sua página do Facebook. Na legenda de uma foto em que aparece vestida de hippie, a frase "só falta o baseado" foi alvo de críticas de vereadores da oposição, que a acusavam de fazer apologia às drogas. Gilza pediu exoneração e usou a própria rede social para se defender, nesta quarta-feira (8). "Minha indumentária remontava aos anos 60 e 70 onde predominava a era hippie e a utilização de drogas como álcool e maconha era algo comum", argumentou a ex-gestora, ao citar que o comentário foi feito "sem maldade" por tratar-se de uma festa à fantasia. A repercussão do comentário começou quando foi parar em um blog local. A partir daí, um vereador foi à tribuna da Câmara do município e pediu a exoneração da secretária, o que gerou grande pressão política na cidade. Mãe de duas adolescentes, a ex-secretária afirmou ainda que jamais faria apologia ao uso de drogas e pontuou que o pedido de exoneração ocorreu para que possa comprovar sua inocência. Informações do Estadão.

Comente agora
09
Mai
Mercado de Itapuã será demolido na sexta em Salvador
Postado por: Laiana Vieira / 12:40h

Condenado devido a diversos problemas estruturais identificados pela Defesa Civil (Codesal), o Mercado Municipal de Itapuã será demolido nesta sexta-feira (10), a partir das 8h. O antigo prédio foi reformado pela última vez há 23 anos está totalmente desgastado pela ação do tempo e pela proximidade com o mar. Ele será substituído por uma nova estrutura ampliada e modernizada, com três pavimentos, 38 boxes e uma praça alimentação para dez restaurantes. O projeto para o novo mercado, feito pela Fundação Mário Leal Ferreira, já está pronto. O coordenador de Feiras da Secretaria Municipal da Ordem Pública, Iuri Dias, conta que o trabalho de demolição será iniciado às 8h e deverá será concluído no mesmo dia.  “O prédio tem problemas graves e corre o risco de desabamento. Por isso, a Prefeitura optou por construir uma nova estrutura para dar mais conforto e segurança para os permissionários e a população”, explicou Dias. Segundo ele, logo depois da demolição, será lançada a licitação pública para construção do novo mercado, cujo projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira. Pelo projeto, serão construídos três pavimentos que totalizam uma área de 2.275 metros quadrados. No primeiro pavimento, haverá 18 boxes que atenderão as normas vigentes de acessibilidade, atendendo idosos e pessoas com deficiência. No segundo piso serão instalados 20 boxes, dois a mais do que o primeiro. O terceiro pavimento terá uma praça de alimentação, com dez restaurantes. (Política Livre)..

Comente agora
09
Mai
SAJ: Distribuição das senhas para vendedores comercializarem no São João estão sendo distribuídas hoje, diz assessor
Postado por: Laiana Vieira / 10:22h

Abílio Neto, conhecido como ‘Neto Publicidade’, assessor de comunicação da Prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus cede entrevista à RBR e fala a respeito da entrega das fichas para quem quer comercializar alimentos no São João. Ele explica que o processo de distribuição das senhas para o sorteio está ocorrendo sem desespero. Neto diz que são duas mil senhas a serem distribuídas das 8h da manhã até as 14h para o sorteio de 100 barracas. “A entrega é por ordem de chegada, as pessoas vão se organizando na fila e quando for nos dias 13, 14 e 15 as inscrições serão feitas. Barracas de cerveja com mesa pagarão R$ 1.500,00, sem mesa custará R$ 1.000,00, serão 8 pontos de acarajé que custara R$ 300,00 cada, para comercializar amendoim, milho e pipoca é R$ 150,00 e após o sorteio a pessoa vai no banco efetuar o pagamento.

Com relação aos músicos para tocar na festa junina, Neto explica que os músicos locais já estão sendo contratados antecipadamente, os valores a serem pagos a esses músicos são de acordo com a banda e o interesse da prefeitura é contratar os artistas conhecidos da terra, valorizando-os.

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira

Um comentário
09
Mai
Coordenadora do CREAS fala sobre abuso e exploração sexual em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Laiana Vieira / 10:07h

A coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Santo Antônio de Jesus, Ivana Patrícia, fala a respeito da reunião que aconteceu entre o Ministério Público, o CREAS, a Polícia Militar e outros órgãos do município para discutir a respeito de um tema muito importante para a cidade, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ela explica que nessa reunião, que aconteceu no MP, houve uma discussão participada sobre o tema devido ao dia nacional de combate a violência sexual em 18 de maio. “Nessa oportunidade o CREAS apresentou o projeto ‘Vamos fazer bonito’ que consta de várias ações a serem realizadas durante todo o mês de maio e a culminância será no dia 16/05 no ginásio de esportes a partir das 9h da manhã”, fala. O projeto será aberto para toda a população e, segundo a coordenadora, visa sensibilizar toda a sociedade e poder público da cidade, já que se trata de uma causa para todos. “Precisamos entender que é uma causa que deve ser vista com mais sensibilidade, deve ser denunciada, pois sabemos que existe muita omissão. Muitas pessoas estão cientes dessa prática criminosa, mas não querem se expor denunciando”, trás à tona. De acordo com Ivana, nessa reunião, além da temática em questão, foram abordadas temas de encaminhamentos, de medidas emergenciais a serem tomadas quando acontece de fato o crime e há flagrante ou casos para apuração, “enfim, foi uma reunião muito importante que, com certeza, dessa iniciativa surgirão outros encontros com outros órgãos, por que o nosso objetivo é unir todos os órgãos que trabalham com o tema para juntos buscarmos uma melhor forma de atuar, garantindo o direito dessas crianças e adolescentes, que têm sido violados”, elucida.

Um comentário
09
Mai
SSA: Servidores municipais decidem se entram em greve nesta sexta-feira
Postado por: Laiana Vieira / 09:26h

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) convoca todos os trabalhadores públicos municipais para a segunda assembleia geral da categoria, que será realizada nesta sexta-feira, na sede da secretaria municipal de Gestão (Semge), a partir das 9h. Na ocasião, serão discutidos os rumos da campanha, as propostas apresentadas pela Prefeitura e se haverá greve. Depois de mais de três horas de negociações com o secretário municipal de gestão, Alexandre Pauperio, na última segunda-feira, ficou marcado para esta sexta-feira um segundo encontro, a fim de que a gestão municipal dê alguma posição concreta sobre as solicitações apresentadas pelo Sindseps. “Precisamos da participação de todos os servidores municipais nesta segunda assembleia para que, a partir das propostas da Prefeitura, possamos decidir se entramos em greve ou não”, convocou o diretor financeiro do Sindseps, Helivaldo Alcântara. (Políica Livre).

Comente agora
08
Mai
Suspeitos orientavam a separar o leite 'bom' para a família, diz MP
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:57h

Escutas telefônicas ajudaram o Ministério Público a desvendar o esquema de adulteração de leite investigado pela Operação Leite Compensado no Rio Grande do Sul. Em ação nesta quarta-feira (8), oito pessoas foram presas por suspeita de envolvimento na fraude, que adicionava água e ureia ao produto para aumentar o volume. Além das oito prisões, da interdição de uma empresa e de três postos de refrigeração no estado, a operação também apreendeu armas, 60 sacos de ureia e cerca de R$ 100 mil em dinheiro. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e nove de prisão. Das oito pessoas presas, duas foram liberadas após o depoimento e seis seguem detidas. Um suspeito ainda está sendo procurado e é considerado foragido. Segundo o promotor Mauro Rockembach, o grupo criminoso foi monitorado por escutas telefônicas. “Todos os passos, as negociações e os ajustes foram captados” disse. Ainda segundo o promotor, uma das ligações interceptadas revela que um dos investigados orienta seu motorista a separar “o leite da 'guachaiada'” antes de fazer a mistura, se referindo aos filhos. “Ou seja, ele pedia para deixar para ele o leite bom, antes de mandar para o consumo da população o produto com a substância cancerígena”, destacou.

De acordo com o MP, 10 caminhões foram apreendidos por determinação em Ibirubá, Horizontina e Guaporé. Também foi apreendida uma régua utilizada para medir a mistura e produtos como soda cáustica, corantes, coagulantes e emulsão para dar consistência. O total de leite adulterado, em um ano, chega a 100 milhões de litros. Segundo o MP, cerca de 100 toneladas de ureia foram utilizadas neste período. Rockembach também salientou a gravidade do crime. “Ouso dizer que esse crime é mais grave que o tráfico de drogas, pois o traficante vende para quem quer comprar o tóxico. Na adulteração do leite, o produto é entregue ao consumidor, que não tem nenhum conhecimento prévio sobre a situação desse produto”, sustentou o promotor.

Comente agora
08
Mai
Ipiaú: Alunos da Uneb protestam por falta de água no campus e pedem melhorias
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:43h

Alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Ipiaú, no sul baiano, realizaram, na tarde desta quarta-feira (8), uma manifestação em frente ao campus para reivindicar melhorias na estrutura da unidade de ensino superior. Segundo os estudantes, o Campus 21 não tem professores suficientes, não dispõe de biblioteca, sala de informática e refeitório, já que a cantina não atende à demanda dos cerca de 300 universitários. Segundo os manifestantes, até água para beber está escassa por conta de problemas em todos os bebedouros. Informações do site Giro em Ipiaú.

Comente agora
08
Mai
Corpo de pescador desaparecido no mar desde sábado é encontrado em Ilhéus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:36h

O corpo de um pescador que estava desaparecido desde sábado (4) foi localizado na tarde de terça-feira (7) por embarcação pesqueira e resgatado por uma equipe da Capitania dos Portos em Ilhéus e Bombeiros, segundo informações do Comando do 2º Distrito Naval. O corpo de Joelton Alves de Souza, 42 anos, foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus. O corpo já foi reconhecido pelos familiares e, com isso, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil Leste (Salvamar) encerrou as operações de de busca que conduzia na região. Um inquérito foi instaurado para apurar as causas e responsabilidade do ocorrido. O prazo de conclusão é de 90 dias.

Comente agora
08
Mai
SAJ: Secretário de Comunicação afirma que mais de trinta bandas da cidade foram contratadas para o São João
Postado por: Samile Damasceno / 15:13h

O secretário de comunicação de Santo Antônio de Jesus, Abílio Neto, conhecido Neto Publicidade, em entrevista cedida à Rádio Recôncavo FM, esclareceu algumas questões a respeito da contratação das bandas locais para o São João, uma vez que até o momento ainda não foi ouvido falar sobre o assunto. Assim, Neto afirmou que as bandas começaram a ser contratadas, "mais de trinta bandas locais que já foram conversadas para o contrato, mas, infelizmente, Santo Antônio de Jesus possui hoje mais de cem bandas locais e ocorre ainda de uma banda formada por seis componentes e no período do São João ela se distribui formando duas ou mais bandas”, disse. Neto comentou que para a assessoria de comunicação é considerada as bandas que já possuem nomes, não existindo possibilidade de contratar todos os grupos musicais da cidade. “Nós temos a Expomandioca, a festa de Santo Antônio e quem não conseguir tocar no São João vamos contratar para os outros eventos que a prefeitura irá realizar. No mais, nós temos mais de trinta bandas contratadas”, relatou. 

Algumas informações dão conta que uma banda tradicional de Santo Antônio de Jesus, Flor do Nordeste de Assis Lima, foi contratada para se apresentar no São João e foi oferecido que o grupo tocasse no coreto por um cachê praticamente reduzido pela metade. Sobre isso, Neto afirmou que não possui conhecimento do caso, afirmando que é uma questão de negociação, “eu não sei qual foi o valor oferecido e o valor real do grupo, mas nós vamos sentar, conversar e resolver. Esta banda vai tocar com a gente e vamos chegar em um acordo”, explicou. Questionado se há uma estimativa de quantas bandas locais serão contratadas, o entrevistado diz que foi feito um levantamento dos grupos que existem com os nomes que são conhecidos.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
08
Mai
Camaçari: Comissão da Câmara visitará hospital privado e agências bancárias
Postado por: Samile Damasceno / 14:41h

Os membros da Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social da Câmara de Camaçari se reuniram nesta quarta-feira para tratar de assuntos relacionamento ao atual momento do município. No encontro, foi decidido que será agendada uma visita ao Hospital Santa Helena e a agências bancárias. Segundo a presidente da Comissão, vereadora Professora Patrícia (PT), o objetivo das incursões é averiguar denúncias e reclamações sobre o atendimento de pessoas com deficiência e ao público em geral. Também estava prevista para esta quarta-feira uma reunião com o secretário de Educação do município, Luiz Valter, mas a reunião foi adiada para data ainda a ser definida. Segundo Professora Patrícia, o tema do encontro será a implantação do Plano Municipal de Educação (PME). “É necessário que a população saiba que o município está implantando este plano na cidade, e criar a articulação para os profissionais que trabalham em diferentes etapas do plano”, afirmou a parlamentar. Participaram da reunião da Comissão de Saúde e Educação desta quarta-feira os vereadores Drº Elias Natan (PV) e Pastor Neilton (PSB), integrantes da comissão, além de Jorge Curvelo (DEM) e Gilvan Souza (PT). (Política Livre)

Comente agora
08
Mai
São Miguel das Matas: Cidadã reclama que Embasa não quer fornecer água para bairro
Postado por: Samile Damasceno / 14:00h

Uma cidadã identificada como Maria, residente na cidade de São Miguel das Matas, reclamou dos serviços da empresa responsável pelo abastecimento de água, Embasa, por meio da Rádio RBR. Segundo dona Maria, há um bairro no município conhecido popularmente como Portelinha, bairro este que ainda não possui o fornecimento de água pela Embasa. “A empresa quer que os moradores comprem cano para fazer a ligação da água no cano geral. Nós queremos pagar pelo serviço, pois é um sofrimento carregar água na cabeça”, relatou.

A cidadã afirmou ainda que já foi feito um baixo assinado solicitando que a empresa realize os serviços, mas, segundo dona Maria, a Embasa “não quer e nem se importa com os moradores”. Ainda de acordo com a denunciante, os moradores já foram até a empresa para solicitar os serviços, mas foi alegado que é difícil de entrar no local.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
08
Mai
Empresário contesta propriedade de complexo imobiliário no Comércio
Postado por: Laiana Vieira / 12:55h

Mais uma reviravolta no caso do complexo imobiliário na região do Comércio, em Salvador. O empresário Marcos Newlands Freire, que esteve na redação do Bahia Notícias, reivindica a propriedade do empreendimento. “Eu adquiri o imóvel em outubro do ano passado. O que está havendo é uma briga entre os antigos administradores da Imocom brasileira. Eu não tenho nada a ver com isso”, reclama o incorporador que mostrou fotocópias de documentos de escritura do imóvel. Segundo Freire, que disse ter pago em torno de R$ 15 milhões pelaaquisição, os antigos gestores da incorporadora de origem portuguesa foram demitidos depois de administrações fraudulentas. O fato foi confirmado pelo advogado da Imocom no Brasil, Ibsen Novaes, que em contato com o BN disse que os crimes de Marcos Ramos Silva e Duarte Sangana são acompanhados pelo Ministério Público Federal (MPF). Além disso, Ibsen também declarou que todas as obrigações foram cumpridas pelo novo dono da propriedade. “Todas as exigências foram cumpridas e confirmadas pela oficiala do cartório de registro de imóveis”, informou ao se referir ao 4° Cartório, situado no Comércio. O empresário Marcos Freire declarou que já fez reformas no espaço e informou também que o complexo imobiliário deve ter um hotel com 180 dormitórios (provavelmente de quatro estrelas) e um centro de convenções. “A previsão é de só fazer ajustes na disposição dos quartos”, comentou. O incorporador descartou a edificação comercial anteriormente divulgada no projeto, e previu a inauguração do empreendimento para o primeiro semestre de 2014. (BN).

Comente agora
08
Mai
Feira de Santana entra em alerta contra a dengue
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:24h

Este ano,  2.482 casos suspeitos de dengue já foram notificados  em Feira de Santana (a 108 km de Salvador). Destes, 1.719 já foram confirmados -  3 deles, de dengue hemorrágica - e cerca de mil notificações ainda estão sendo analisadas pela Vigilância Epidemiólogica (Viep). Embora não se fale em epidemia, os números têm deixado as autoridades da área de saúde  em estado de alerta. O índice de infestação predial na cidade é de 1,2%,  acima do  considerado como aceitável  pelo Ministério da Saúde: até 1%.

"Estamos nos preparando para um período prolongado da doença, por isto estamos adotando medidas emergenciais e duradouras, como capacitação de profissionais, orientações à população e medidas de combate aos focos", afirma a coordenadora da Viep, Amarry Morbeck. O local com maior índice é o distrito de Humildes, com  268  casos  suspeitos da doença. Em segundo, vem o bairro do Tomba, com 161 notificações. Em seguida, Parque Ipê, com 118; Parque Panorama, 97; Gabriela, 93; e o distrito de Maria Quitéria, com 77 casos notificados. "Em Maria Quitéria, a doença estava sob controle, mas este mês houve um aumento considerável", ressaltou a coordenadora.

Comente agora
07
Mai
CLN nega racismo contra vice-prefeita e diz que veículo não era oficial
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:51h

A Concessionária Litoral Norte, acusada nesta segunda-feira (6) pela vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (PV) de ter sido vítima de racismo, em nota enviada ao Bahia Notícias, disse que ao chegar à praça de pedágio, o veículo que a conduzia não estava identificado com a placa oficial para liberação e, por isso, não foi permitida a passagem imediata sem a cobrança da tarifa. Ainda segundo a CLN, quando solicitado o documento de identificação do carro, ele não estava em nome da prefeitura. “A equipe de operação da CLN solicitou que a usuária retirasse o carro da praça de pedágio para não atrapalhar o tráfego e tentar resolver a situação no acostamento da rodovia, mas os ocupantes não aceitaram seguir os procedimentos. Para evitar maiores transtornos aos outros usuários, a equipe de operação da CLN optou pela liberação do referido veículo sem o pagamento da tarifa”, contou a assessoria da empresa. A concessionária argumenta também que todos os funcionários assinam um código de ética e se comprometem a pautar suas ações pelo respeito mútuo, não sendo permitido nenhum tipo de preconceito ou discriminação em função de etnia, de origem, de orientação sexual, convicção política ou religiosa.

Comente agora
07
Mai
Veículos blindados são trazidos para reforçar segurança em Salvador
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:18h

Quatro Urutus, nome que é dado aos veículos criados com blindagem dupla para o transporte de tropas, chegaram neste domingo (5) em Salvador. Os automóveis foram trazidos de Recife (PE), com o intuito de reforçar a segurança da cidade. O Urutu é equipado com um sistema automático de supressão de fogo e é armado com uma única metralhadora de 12,7 mm, montada sobre o teto. O carro pode transportar de 12 a 14 soldados totalmente equipados.

Comente agora
07
Mai
Bahia Pesca libera dois milhões de caranguejos em manguezais de Santo Amaro
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:50h

Dois milhões de filhotes de caranguejo serão liberados nesta quarta-feira (8) nos mangues de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano. O repovoamento é o terceiro realizado pela Bahia Pesca. O primeiro ocorreu no mês de março com a liberação de 500 mil filhotes. Em abril, outros 750 animais foram depositados na natureza. Paralela à atividade de repovoamento, os técnicos da Bahia Pesca realizam trabalhos de conscientização, para explicar as fases de crescimento dos crustáceos e períodos para captura. “Oferecer condições para o desenvolvimento de uma atividade como essa requer uma visão mais abrangente do negócio, já que a sustentabilidade perpassa pela consciência ambiental”, enfatiza o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. “E aí está o sucesso dessa ação: a união entre esforço técnico, vontade política e participação efetiva da população”, finaliza.

Comente agora
07
Mai
Camçari: Vereadores da situação rejeitam audiência sobre Jac Motors
Postado por: Samile Damasceno / 17:58h

Por nove votos contra sete, foi rejeitado na sessão de hoje da Câmara de Vereadores Camaçari o requerimento solicitando audiência pública para debater o andamento das obras de construção da JAC Motors no município. Apenas os vereadores de oposição votaram a favor da proposta, apresentada pelo vereador Antônio Elinaldo (DEM), líder da oposição. Na mesma sessão, a base do prefeito Ademar Delgado (PT) votou contra o requerimento para debater a falta de água em Camaçari, que tem sido uma constante. “Os vereadores da base do prefeito disseram amém e votaram contra o debate sobre o desemprego em Camaçari. Porque é sobre isso que tratava o nosso pedido. As obras da JAC Motors estão paradas e não há qualquer movimentação da prefeitura para qualificar a mão de obra para trabalhar na montadora, caso ela de fato se instale e deixe de ser mera propaganda do PT”, discursou Elinaldo.

A oposição conseguiu, no entanto, aprovar requerimento para a realização de audiência pública, no próximo dia 16, com o objetivo de debater a saúde pública no município. “A saúde em Camaçari está um caos e o objetivo da audiência é discutir soluções para melhorar a situação. Temos acompanhado de perto essa situação visitando as unidades de saúde e verificando os problemas”, afirmou o vereador Jorge Curvelo (DEM). Durante a sessão de hoje, também foram aprovadas as contas relativas a 2011 do então prefeito Luiz Caetano. O placar foi de nove a sete. A oposição votou contra por considerar as irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) como graves. O TCM aprovou as contas com ressalvas. A oposição apontou irregularidades como gastos excessivos na reforma de escolas, no valor de R$18 milhões. (Política Livre)

Comente agora
07
Mai
Fechamento da Dalponte e combate ao abuso de menores são discutidos em reunião das Entidades Empresariais
Postado por: Samile Damasceno / 17:21h

Dia 6 de maio, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus discutiram os reflexos e possibilidades de solução para auxiliar as centenas de funcionários da Indústria de calçados e acessórios esportivos, Dalponte, após seu decreto oficial de falência. Durante a reunião, a diretoria ainda aprovou a participação e apoio ao projeto contra o abuso sexual de menores que será realizado no dia 16 de maio pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social, CREAS.

Em relação à Dalponte, segundo informações obtidas pela Coordenadora de Desenvolvimento Local, Aline Santana, a indústria decretou oficialmente falência no dia 29 de abril e o Sindicato dos Trabalhadores Calçadistas já procurou o Ministério Público do Trabalho para que as providências cabíveis sejam tomadas. Ao todo, a empresa possuía quatro fábricas na Bahia e no Rio Grande do Sul, com mais de 500 funcionários apenas em Santo Antônio de Jesus e que estavam sem receber salário desde o mês de fevereiro.

Comente agora
07
Mai
L. E. Magalhães: Prefeitura realiza obras de infraestrutura no centro e comunidades da zona rural
Postado por: Samile Damasceno / 16:12h

A prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura está trabalhando em inúmeros pontos da cidade, obras de cunho estrutural. O município de Luís Eduardo Magalhães ganha maior atenção no serviço de limpeza da Avenida São Francisco, no bairro Mimoso II, terraplanagem de ruas, em especial a José Cardoso de Lima no bairro Centro. No bairro Mimoso II e Jardim das Acácias, foram realizadas drenagens pluviais nas ruas, Acre e Pau Ferro até a rua Ponta D´água. Obras de requalificação das vias da cidade, estão em andamento. Destacam-se, os serviços realizados na estrada de acesso do Jardim das Oliveiras, no Distrito Industrial e na Vila Buriti, ( facilitando o acesso do transporte escolar). A Secretaria de Infraestrutura está trabalhando de forma democrática, dando espaço para a população opinar nas ações municipais. Com isso o projeto Infra no dia-a-dia pode atuar nos pontos que requerem mais atenção. O resultado já é visível e a população da zona rural está sendo beneficiada com a terraplanagem das estradas de acesso as comunidades. (Política Livre)

Comente agora
07
Mai
SAJ: Cidadão reclama do congestionamento em frente à escola Nobre
Postado por: Samile Damasceno / 15:31h

Mais um ouvinte da Rádio Recôncavo FM reclamou a respeito do congestionamento que ocorre em frente ao Colégio Nobre. Segundo o cidadão, o qual se identificou como Carlos, estava seguindo em direção à São Luis e os pais que vão buscar seus filhos no colégio já citado estão congestionando o trânsito a partir das 11h. “Eu entendo que a escola não possui estacionamento, mas é preciso que alguém tome uma decisão porque nós estamos sendo prejudicados, ou então a prefeitura chamar a escola, que é responsável por isso, para solucionar o problema”, relatou.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
07
Mai
SAJ: Hélio de Aguiar fala sobre o processo de aluguel de casas no período do São João
Postado por: Laiana Vieira / 14:48h

Em entrevista à RBR, o superintendente do SAM (Serviço de Atendimento Municipal), Hélio de Aguiar, fala que está recebendo desde o início dessa semana a inscrição de pessoas que querem deixar seus imóveis para alugar durante o período do São João em Santo Antônio de Jesus. Ele explica que é necessário se dirigir pessoalmente ao SAM, preencher uma ficha e logo depois será divulgado para a imprensa local. "O site do São João do município ( www.omelhorsaojoao.com.br ) vai ter um link para que as pessoas possam inscrever seus imóveis, mas aquelas pessoas que porventura tiverem dificuldade de acesso à internet, vamos criar uma relação com esses imóveis e iremos disponibilizar para o site da prefeitura como vamos publicar em outros sites também", esclarece. Ele diz que a procura tem sido extraordinária e que tem muita gente ligando para o Serviço, "pois em eventos passados tínhamos essa missão de inscrever para aluguel de imóveis e estamos muito satisfeitos principalmente nesse momento em que aquece mais o ritmo de trabalho, com a qualidade de atrações que está prevista na nossa grade com certeza será o maior são João da Bahia, tanto pelo espaço, quanto estrutura e atrações". Hélio lembra que quem tiver seus imóveis para alugar pode se dirigir ao SAM que lá será divulgado nos sites.

Mudanças no SAM

Na oportunidade, Hélio ainda argumentou que em pouco mais de quatro meses, o órgão já realizou mais de cinco mil e quinhentos atendimentos em diversas modalidades. O SAM trabalha articulada com várias secretarias, como a secretaria de infraestrutura, secretaria de saúde e também a pasta de agricultura e meio ambiente. "Quando assumimos, a intenção foi destravar a pauta, pois havia muitos processos paralisados por conta do momento político, depois da eleição existiu o 'enxugamento' de funcionários, acumulando serviços", disse.

A partir de agora, comenta o superintendente, inicia-se o processo de reestruturação do SAM, tratando da questão do Procon municipal e do cenário de Santo Antônio de Jesus focando na questão de custo e qualificação, além da intenção em reativar os serviços do INCRA para o produtor rural. "Estamos também em discussões com o prefeito estudando a possibilidade de implantar uma forma de dar assistência ao homem do campo na questão dos contratos, pois é preciso fazer as devidas anotações trabalhistas, as questões previdenciárias, além de ampliar serviços", disse. 

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira/Samile Damasceno

Comente agora
07
Mai
Cruz das Almas tem novo posto credenciado à rede Coelba Serviços
Postado por: Samile Damasceno / 13:56h

Os moradores de Cruz das Almas contam com um novo credenciado Coelba Serviços: a Farmácia Plantão. Os consumidores do município, que antes eram atendidos na Tilumina, agora podem solicitar os serviços da Coelba na Farmácia Plantão, localizada na Praça Senador Temístocles, Centro. No local, estão disponíveis serviços comerciais como 2ª via da conta de luz, pedidos de religação, solicitação de nova ligação, pedidos de inspeção, parcelamento de débitos, pagamento da conta de luz, entre outros.  O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Para reforçar o atendimento ao público neste período de transição, a Agência Móvel Coelba, veículo especialmente montado para levar aos consumidores os serviços da concessionária, está instalada próximo à Farmácia Plantão e permanece no local até o próximo dia 17. Este novo posto integra a rede Coelba Serviços, que possui cerca de 450 estabelecimentos credenciados para prestar atendimento comercial e outros 1.300 credenciados para pagamento da conta de luz em todo o estado da Bahia. Para se comunicar com a concessionária, os clientes de Cruz das Almas também dispõem da central de teleatendimento 0800 071 0800 e do site www.coelba.com.br.

Comente agora
07
Mai
Dia das mães: Eu quero meu presente do Comércio mais Barato da Bahia!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:07h

Carinho é bom, mas um presente dado de coração é sempre muito bom, por isso, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus lançaram hoje a Campanha: Eu quero meu presente do Comércio mais Barato da Bahia. A proposta é não deixar que a data marcada sempre pelo carinho entre mães e filhos, também seja recheada de muitos presentes do comércio mais barato da Bahia.

Durante essa semana, as mamães e clientes do comércio mais barato da Bahia poderão mandar o recado para seus filhos através das redes sociais com a campanha: “Eu quero meu presente” alterando a imagem da capa dos seus perfis no Facebook marcando sua mãe, irmãos e esposos. A ideia é fortalecer ainda mais o vínculo entre mães e filhos de forma bem humorada. 

Comente agora
07
Mai
SAJ: senhas para barracas no São João serão distribuídas dia 9 no Ginásio de Esportes
Postado por: Laiana Vieira / 07:42h

Abílio Neto, assessor de comunicação da prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, cede entrevista à Rádio Recôncavo FM e fala sobre a distribuição de senhas para as barracas a serem instaladas para comercialização no São João. Ele explica que serão distribuídas várias senhas na próxima quinta feira 9, no Ginásio de Esportes a partir das 8h da manhã até as 14h. E nos dias 13, 14 e 15 deste mês as pessoas sorteadas farão as inscrições das 100 barracas distribuídas. “A infra estrutura fica por conta da prefeitura e as pessoas farão a arrumação dos toldos, os quais serão do mesmo tamanho, 5x5, sendo que serão separadas por critérios, por exemplo, barraca de cerveja é um tamanho específico diferente de outros tipos de alimentos, a pipoca e o acarajé serão vendidos em outro espaço, enfim, será tudo muito bem organizado”, esclarece. Abílio fala ainda que nos dias da inscrição (13, 14 e 15) as pessoas terão que levar xérox de RG e CPF, comprovante de residência atual e antecedentes criminais.

Com relação aos camarotes, Abílio explica que serão dois, um de um lado, outro de outro lado do palco, mas fala que ainda está em fase de organização e garante que será um dos melhores camarotes que a cidade já teve. “Vai ter a vila onde as pessoas comercializarão comidas típicas, a qual será muito mais ampliada. Estamos nos preocupando como será a distribuição das barracas para não haver tumulto”, relata. Ele explica que a prefeitura dará o apoio de divulgação para as pessoas que pretendem alugar casas, fazer propaganda de restaurantes, no entanto não se responsabilizará pelo possível não pagamento de clientes, “a prefeitura dará uma ajuda com a divulgação, mas não tem responsabilidade nenhuma de como serão realizadas as vendas e alugueis”. Os anúncios já podem ser divulgados através do site: www.omelhorsaojoao.com.br .

“As bandas locais terão espaço garantido na festa, mais de 30 atrações já estão contratadas para tocar e ainda vamos contratar mais. A grade completa já está quase fechada e logo anunciaremos os horários e atrações”, finaliza.

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira

Um comentário
06
Mai
Salvador: Conselho da Mulher abre seleção para conselheiras
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:45h

O Conselho Municipal da Mulher (CMM) seleciona, até o dia 19 de maio, as entidades que indicarão representantes para preenchimento de vagas para conselheira, durante o biênio 2013/2014. Desde o último dia 25, as entidades já devem encaminhar as representantes, dentro dos critérios estabelecidos no artigo 3º, parágrafos 1º e 2º do Regime Interno do CMM, assim como enviar currículo de suas representantes e carta de apresentação da mesma. Os documentos devem ser entregues na sede da CMM, na Avenida Sete de Setembro, 89, Edifício Oxumaré, 2º andar, sala 201, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quaisquer dúvidas podem ser solucionadas através do telefone (71) 3186-1571 ou e-mail cmm@salvador.ba.gov.br.

Comente agora
06
Mai
Fazenda Grande, Liberdade e Itapuã lideram ranking de som alto na capital, diz Sucom
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:40h

Levantamento feito pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) mostra que os bairros da Fazenda Grande do Retiro, com 522 ocorrências, Liberdade (449) e Itapuã (442) são as localidades de Salvador com maior número de denúncias de abuso de som alto. Entre 1º de janeiro e 3 de maio deste ano, foram computados, ao todo, 18,3 mil registros. Figuram também no top 10 de barulho Uruguai, Cajazeiras, Brotas, Boca do Rio, Pernambués, Federação e Pituba. No período analisado, foram apreendidos 1,2 mil aparelhos sonoros, a maioria de veículos automotivos, que respondem por 41% dos atendimentos. Em caso de incômodo, o morador pode ligar para o telefone (71) 2201-6660. O serviço funciona 24h e a fiscalização sonora trabalha de domingo a sábado, 24 horas por dia, algumas com apoio policial.

Comente agora
06
Mai
Marcelo Nilo tem título de cidadão brumadense negado pela Câmara Municipal
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:25h

A Câmara de vereadores de Brumado negou, nesta segunda-feira (6), o título de cidadão brumadense ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PDT). A proposta foi apresentada pelo vereador e correligionário, vereador José Carlos dos Reis (PDT). De acordo com informações do site Brumado Notícias, o presidente da Câmara, Alessandro Lôbo (PSL), chegou a colocar o projeto em votação, mas, como os oposicionistas se abstiveram de votar, não houve indicações suficientes para aprovar a honraria ao chefe do Legislativo baiano. Conforme Artigo 15 da Lei Orgânica Municipal, compete à Câmara Municipal a atribuição de conceder título honorífico a pessoas que tenham reconhecidamente prestado serviços ao município, mediante decreto legislativo aprovado pela maioria de dois terços de seus membros. (Foto: BN)

Comente agora
06
Mai
Coité: Audiência pode decidir futuro de hospital
Postado por: Samile Damasceno / 18:01h

Acontece nesta terça-feira, a partir das 8h, audiência no Fórum de Conceição do Coité sobre o processo que vai definir o futuro do Hospital Almir Passos. A prefeitura ingressou com uma ação pedindo a devolução da posse da unidade de saúde ao município, e chegou a receber uma liminar favorável do juiz Gerivaldo Neiva. Entretanto, a Santa Casa de Misericórdia, entidade local que administrava o hospital, mas mantinha aunidade fechada desde o fim do processo eleitoral do ano passado, recorreu e conseguiu derrubar a liminar no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Após a liminar, a prefeitura reabriu o hospital, que passou a funcionar como policlínica, beneficiando a população.

O prefeito Francisco de Assis (PT) teme que, por questões políticas, já que a Santa Casa é comandada por adversários que perderam as eleições do ano passado, a unidade de saúde permaneça com as portas fechadas. “A população de Coité não pode depender apenas de um único hospital, que é o Regional. Vamos lugar para reabrir integralmente o Almir Passos, que foi construído com dinheiro público mas entregue de presente para uma família que governava a cidade há 40 anos”, salientou. (Política Livre)

Comente agora
06
Mai
SAJ: Ouvidora informa os meios de comunicação do órgão
Postado por: Samile Damasceno / 17:21h

A ouvidora de Santo Antônio de Jesus, Carolina Magno, em entrevista cedida à Rádio RBR, falou sobre a importância do órgão e informa os meios de comunicação da ouvidoria. Inicialmente, a ouvidora comenta sobre a importância do órgão por ser um canal direto entre a população, o servidor e a gestão. É através da ouvidoria que é possível ver como anda a administração do gestor, os acertos e os erros, “eu digo sempre que a ouvidoria é um órgão estratégico, pois nos informa o que está acontecendo no município”, disse.

Carolina explicou que no órgão estão havendo muitas reclamações, solicitações e denúncias, principalmente referentes aos serviços públicos, como lâmpadas queimadas, esgotos, buracos nos calçamentos e outros assuntos, tendo a maioria relacionada à secretaria de infraestrutura.

O telefone da ouvidoria é 0800 284 4706, com horário de funcionamento das 8h às 14h com atendimento de segunda à sexta-feira, além do atendimento presencial. A ouvidoria está localizada na Rua 7 de setembro, em frente ao restaurante Sabor da Carne. Há ainda o email do órgão que é ouvidoria@prefeiturasaj.ba.gov.br.

Para finalizar, Carolina informa que, junto com a secretária de saúde, Deise Barbosa, estão trazendo a ouvidoria SUS que será uma parceria da ouvidoria do município.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
06
Mai
SAJ: Novas medidas foram tomadas para aliviar problemas na central de marcação
Postado por: Samile Damasceno / 16:28h

A diretora da central de Marcação de Santo Antônio de Jesus, Liana Costa, cedeu uma entrevista à Rádio Recôncavo para informar sobre os novos métodos tomados na central.

Liana argumentou, inicialmente, que é preciso organizar a central de marcação e, embora as filas não tenham demonstrado essa intenção de organização, esse é um intuito da nova central, a qual se apresenta ao município e região. Alguns momentos críticos marcaram o setor, com marcações de demanda reprimida desde julho de 2012, sendo este um dos problemas enfrentados, pois as requisições de 2012 não possuem mais validade por questões legais, uma vez que não condizem mais com o quadro clínico do paciente, "e todas as vezes que a gente explicava a situação à população, os mesmos reclamavam porque estavam desde 2012", disse.

Outro momento crítico é em relação ao preenchimento das requisições, pois não estarem legíveis e, diante disso, ficava difícil explicar à população que estava na fila desde às 3h que o exame não será marcado porque a requisição está ilegível, ou estava incompleta, porque estava sem data ou ainda porque não constava o motivo de solicitação, tornando, segundo a diretora, um problema que gerou um tumulto muito grande. Além disso, algumas pessoas passaram mal na fila, pois estavam desde a madrugada na central de marcação e, muitas vezes, a agenda só seria aberta no turno vespertino, complicando ainda mais a situação.

É sabido que os moradores da zona rural não têm transporte para ficarem até a tarde na fila da central e, diante disso, foi feito uma reunião com o prefeito Humberto Leite (PDT) e ficou decidido que não haverá mais marcação à tarde, sendo iniciadas todas no turno da manhã, com início às 7h30min até ás 16h. "Mas acontece que a demanda foi muito grande nessa última semana de marcação e tivemos que funcionar até às 19h", disse.

Assim, Liana explica que as requisições já estão sendo preenchidas de forma completa e estão chegando de forma mais legível na central. Para a próxima marcação, o critério de especialidade será cobrado com mais rigor.

 Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
06
Mai
Pepino gigante chama atenção em Planalto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:20h

Um pepino gigante chama a atenção da população do município de Planalto (a 472 km de Salvador). O legume pesa cerca de 13 kg e nasceu no quintal de uma casa, que virou ponto de visitação da cidade. A muda da planta veio de Itarantim. Os donos do pepino dizem que o tamanho do legume é "consequência do amor como ele foi cuidado". Agora, a família pretende fazer uma grande salada para os vizinhos, de acordo com o site Tito Notícias. Em 2012, outro pepino gigante atraiu a população de Itapetinga. O alimento tinha mais de 7 kg, de acordo com o Blog Resenha Geral. (Foto: Tito Notícias)

Comente agora
06
Mai
Estudante santantoniense diz ter sido vítima de racismo por colega de classe
Postado por: Laiana Vieira / 13:46h

O estudante Leandro de Jesus da Conceição da rede pública estadual de Santo Antônio de Jesus procurou a Rádio Recôncavo FM para dizer que foi vítima de preconceito racial. Ele fala que estuda na Escola Estadual Francisco da Conceição Menezes e denuncia a sua colega por tê-lo chamado de ‘escravo’. “Ela chegou à escola, e ficou dando piada para mim, eu que nem falo com ela direito, depois me bateu, e me agrediu verbalmente me chamando de ‘escravo’ e de ‘preto’, sem contar que ela também é negra”, relata. Leandro diz que outros colegas presenciaram a cena e disseram que o iriam apoiar, indo até a delegacia com o jovem. “Procurei a direção da escola, mas não adiantou, pois disseram para ela pedir desculpas e ao sair da secretaria ela veio me falar mais coisas, fiquei muito triste e vim procurar os meios legais”, explica. Leandro diz ainda que esse não é o primeiro ato de racismo que sofreu na escola, e pede justiça. “Não vou deixar ninguém me humilhar, vou procurar os meus direitos”, finaliza.

Redação Voz da Bahia- Laiana Vieira

Comente agora
06
Mai
Cachoeira: Adab confirma morte de frangos por estresse calórico após queda de energia
Postado por: Samile Damasceno / 13:02h

A Agência de Defesa Agropecuária das Bahia (Adab) constatou que a causa da morte de 22 mil aves em uma granja no distrito de Belém, na cidade de Cachoeira, Recôncavo do estado, foi estresse calórico, causado pela falta de água e ventilação devido à queda de energia eleétrica no estabelecimento durante 15h na última quarta-feira (1º). De acordo com a Adab, a Granja Carolina tinha 135 mil aves alojadas em seis galpões e a interrupção de energia ocorreu em três deles. Com isso, os ventiladores e a bomba que libera água para os recipientes pararam de funcionar, o que acarretou na morte da maioria das aves alojadas no local. De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui leal, o proprietário tem a obrigação de comunicar à Adab quando ocorre mortandade acima de 10%, para serem tomadas as devidas providências de vigilância. As aves mortas foram encaminhadas ao aterro sanitário da região. O proprietário da granja, Raimundo Pompilio, prestou queixa na delegacia da cidade contra a Coelba, que diz analisar a reclamação. (BN)

Comente agora
06
Mai
SSA: Suspeita de bomba no Itaú não se confirma, e DPT faz perícia em câmeras de segurança
Postado por: Laiana Vieira / 12:57h

A assessoria da Policia Militar acabou de reiterar que está descartada a possibilidade de haver uma bomba na agência do Itaú da Rua Oswaldo Cruz, do Rio Vermelho, onde a policia está bloqueando uma faixa da pista desde as 8h. Ainda de acordo com a PM, a suspeita surgiu depois que o gerente do banco chegou ao local e encontrou uma das câmeras com um pano na frente e duas outras viradas para a parede, com sinais claros de que haviam sido manuseadas. Por conta disso, o Departamento de Policia Técnica ainda está no local realizando perícia, buscando alguma pista de quem teria mexido nas câmeras, e a Policia Militar permanece no local a pedido do próprio gerente da unidade. (Metrô1).

Comente agora
06
Mai
SSA: Suspeita de bomba em banco complica trânsito no Rio Vermelho
Postado por: Laiana Vieira / 11:22h

Os motoristas que passam pela Amaralina e Rio Vermelho na manhã desta segunda-feira (6), enfrentam um longo congestionamento. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), um chamado por conta de uma suspeita de bomba no banco Itaú da avenida Oswaldo Cruz, causou grande tumulto e fez com que os policiais bloqueassem a via. De acordo com a Central de Polícia, o chamado foi um alarme falso, logo identificado pelos policiais que se encaminharam para o local. Apesar disso, o trânsito no local ficou complicado e ainda permanece lento para quem segue em direção ao Rio Vermelho. Nas outras principais vias da capital baiana como ACM, Tancredo Neves e Paralela, o fluxo é tranquilo. O mesmo acontece nas avenidas Bonocô, Vasco da Gama e Garibaldi, mas o trânsito flui sem maiores complicações. Até às 9h55 não foi registrado nenhum acidente. Já no último final de semana foram 18 com 13 pessoas feridas. (iBahia).

Comente agora
06
Mai
SSA: Mais de cem índios invadem antiga sede da Secretaria de Educação no CAB
Postado por: Laiana Vieira / 11:02h
Um grupo, de aproximadamente 120 índios da tribo Pataxó, invadiu na manhã desta segunda-feira (06), por volta das 8h30, a antiga sede da Secretaria de Educação, no Centreo Administrativo da Bahia (CAB), já na entrada do bairro de Sussuarana. De acordo com informações da 82ª Companhia Independente da Polícia Militar (CAB), a invasão foi pacífica e o prédio estava vazio. Apenas seguranças estavam no local. Também segundo a polícia, um grupo de representantes dos índios já está em reunião com o Secretário de Educação, Osvaldo Barreto. (Aratu).
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com