As comentadas

Boa tarde , Quinta-feira, 31/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

07
Fev
Fornecimento de energia será interrompido na terça-feira (12) na zona rural Stº. Antº. de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 22:53h

A Coelba comunica à população que no dia 12 de fevereiro o fornecimento de energia elétrica será interrompido, temporariamente, nos seguintes locais: CH Sayoara, ET da Gravatá e PO Gravatá, das 9h às 15h. Tal serviço será executado para construção e execução de obras de melhoramento da rede de distribuição.

O serviço a ser executado vai proporcionar uma melhoria na qualidade de energia fornecidos nessa área. Os trabalhos poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para segurança dos consumidores, a Coelba alerta que eventuais reparos nas instalações elétricas e/ou equipamentos elétricos internos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante a interrupção do fornecimento. Para maiores infromações, entre em contato com a nossa central de teleantendimento pelo número 0800 071 0800 ou consulte o nosso site: www.coelba.com.br

Comente agora
07
Fev
'Dilma não vem' ao Carnaval de Salvador, descarta Wagner
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:59h

O governador Jaques Wagner fez uma passagem rápida pelo Camarote da Prefeitura de Salvador, no Campo Grande, por volta das 20h desta quinta-feira (7). O gestor antecipou que, ao contrário do esperado, a presidente Dilma Rousseff, que passa o feriado na Praia de Inema, na Base Naval de Aratu, não marcará presença no Carnaval de Salvador. "Dilma não vem", assegurou o gestor. Questionado sobre as reforma administrativa que promoveria no Executivo estadual no início de 2013, Wagner escapuliu. "Como a gente já esperou o mês de janeiro inteiro, não custa nada esperar mais. Vamos fazer mudanças ao longo do caminho", esquivou.

Comente agora
07
Fev
SSA: Micro-ônibus perde controle e cai em matagal na Estrada do Derba
Postado por: Samile Damasceno / 18:12h
O motorista de um micro-ônibus sofreu ferimentos no rosto, na manhã desta quinta-feira (7), após o veículo sair da pista e adentrar em um matagal na BA-528, conhecida como Estrada do Derba, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. De acordo com o site Subúrbio Notícias, o transporte não levava passageiros e chovia bastante na região no momento do acidente. Após o susto, o condutor foi levado ao Hospital do Subúrbio para ser medicado. (Bahia Notícas)
Um comentário
07
Fev
Sucom limita a farra de balões publicitários durante este carnaval
Postado por: Samile Damasceno / 17:41h

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) determinou que a utilização de blimps e outros infláveis (institucionais ou de patrocinadores), durante o Carnaval, está restrita às áreas internas delimitadas pelas cordas que separam os blocos. A medida, informa o órgão, busca ordenar a exibição de peças publicitárias, bem como garantir a boa visibilidade para os foliões que estiverem nas arquibancadas e camarotes. A Sucom enfatiza que fora das cordas esse tipo de publicidade está terminantemente proibida. Além dessa restrição, é necessária a obtenção de licenciamento junto à superintendência, tanto para o uso de infláveis quanto para qualquer tipo de publicidade. O descumprimento desses critérios resultará em apreensão e multa de R$ 2.158,15 por dia de infração.

Comente agora
07
Fev
Responsável pela frota de veículos da prefeitura de SAJ: "Metade dos carros não tem condições de uso"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:02h

O ex-coordenador de transportes do município de Santo Antônio de Jesus, Nelson Pirôpo, comentou em uma entrevista cedida ao Voz da Bahia a respeito dos carros que estavam sucateados, tendo apenas cinco veículos que estão em situações intrafegáveis e não quatorze, como foi exposto pela Superintendência de Trânsito e Transportes no último sábado (02) na Praça Padre Mateus. Nelson afirma que um inventário do transporte foi feito e assinado por ele e por Ely Samuel, atual responsável pela secretaria de transporte.

Após isso, Ely Samuel usou o direito de resposta e cedeu uma entrevista ao Voz da Bahia, em que foi discuto a respeito da frota do município. Ely argumenta que recebeu um documento manuscrito de Nelson Pirôpo constando os veículos recebidos da gestão de Euvaldo Rosa (PSB), mas garante que metade dos carros não possui condições de transportar as pessoas, “cerca de sete veículos possuem condições de trafegar com segurança e não podemos nem dizer que o governo anterior teve seriedade no trabalho, pois a maioria dos transportes que temos foi conseguida na gestão de Álvaro Bessa”.  O último relatório mensal consta que na gestão anterior foi gastado mais de quarenta mil reais em manutenção de veículos, dinheiro este que, garante Ely, daria para comprar um veículo novo. Dos carros que estão à disposição da prefeitura, pode-se contar com apenas vinte e cinco veículos, distribuídos para a zona rural e zona urbana, contrariando a fala de Nelson Pirôpo em que assegurou que 50 veículos estavam em condições de uso.

Pedido do Vereador Luiz do Alto:

Questionado a respeito do pedido do vereador Luiz do Alto (PP), que solicitou um carro da prefeitura para transportar um paciente, tendo a princípio o carro negado pela administração de Humberto Leite, Ely diz que uma ambulância não pode no mesmo espaço de tempo levar duas pessoas, mas garante que o pedido do vereador foi atendido e um carro ficou responsabilizado por transportar o paciente até Salvador, “houve um desencontro no local marcado entre o motorista e o paciente, outro problema é o qual o jurídico irá convidar o ex-coordenador para prestar depoimento, diz respeito a dois veículos que deveriam estar à disposição da secretaria, mas estavam em outro setor isso não possui relação com a prefeitura”, disse.

Um comentário
07
Fev
Cai taxa de ocupação dos hotéis durante Carnaval
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 16:00h

A taxa de ocupação dos principais hotéis de Salvador, índice que mede a proporção de turistas hospedados nos empreendimentos hoteleiros da cidade, será menor durante o Carnaval deste ano do que ao longo da folia de 2012. Mesmo com a greve da Polícia Militar às vésperas do Carnaval do ano passado, que gerou uma crise no turismo, os empresários da hotelaria não conseguiram elevar a ocupação ao patamar de 2012 e dos anos anteriores. Enquanto em 2012 a taxa de ocupação dos hotéis da cidade foi de 87,3%, este ano o índice caiu para 83%, segundo dados divulgados ontem pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS). A ocupação nos hotéis do circuito do Carnaval será de 88,95%, com base nos pacotes já vendidos. O patamar considerado normal pelo trade turístico, com base em dados dos anos anteriores a 2012, é de 95% nesse período. Fora do circuito, a ocupação média este ano é de 73%, enquanto nos anos anteriores girava em torno de 85%. “Esperávamos um aumento considerável da ocupação este ano, mas não foi o que aconteceu”, disse o presidente do sindicato, Silvio Pessoa.

Entre as razões apontadas por Pessoa para a queda na ocupação estão a perda de espaço para os apartamentos por temporada e a concorrência dos navios de cruzeiro que hospedam turistas de passagem pela cidade. “Os cruzeiros fazem uma concorrência predatória e desleal. Os turistas vêm, comem, pulam o Carnaval e voltam para o seu navio. Esses cruzeiros operam na alta estação, que é o filé mignon, e somem na baixa estação, que é a carne de pescoço”. Durante a semana do Carnaval, cerca de 22 mil turistas desembarcarão em Salvador por essa via, em sete navios. Um dos hotéis com menor ocupação no circuito é o Sol Victória Marina, no Corredor da Vitória, com 58%.

Comente agora
07
Fev
Entrega da chave da cidade ao Rei Momo será em cima do trio do Chiclete
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 15:41h

A abertura oficial do Carnaval de Salvador acontece nesta quinta-feira (7), a partir das 20h, na passarela do Campo Grande, depois das apresentações da Banda da Cidade e das percussionistas de A Mulherada. O prefeito ACM Neto vai entregar a chave da cidade ao Rei Momo 2013, Leandro França, conhecido como Léo Boy, em cima do trio elétrico do Chiclete com Banana. Depois, Bell Marques e sua banda seguirão pela avenida Sete de Setembro com o trio sem cordas. O destaque no circuito Osmar (Campo Grande) no primeiro dia de festa fica por conta do samba, com apresentações de Dudu Nobre, Fora da Mídia, Delcio Luiz, Fundo de Quintal, Neto Bala e Juliana Ribeiro.

Comente agora
07
Fev
Mais de 40 habilitações foram recolhidas no primeiro dia de Carnaval
Postado por: Samile Damasceno / 15:00h

A Transalvador não dará trégua aos motoristas durante o carnaval. Somente nesta quarta-feira (6), primeiro dia da folia, o órgão expediu 43 autos de infração a Lei seca, 36 condutores foram flagrados cometendo infrações diversas e 46 carteiras de habilitação recolhidas e encaminhadas ao Detran durante a Blitz da Lei Seca. Durante a operação foram abordados 230 condutores, 39 se recusaram a fazer o teste do bafômetro, outros três foram flagrados com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido e 1 foi flagrado cometendo crime de trânsito (0,30 ou mais miligrama de álcool). O órgão ainda removeu 23 veículos para o pátio da Gerência de Trânsito. Os veículos apreendidos, será no período das 8h às 22h, durante os festejos carnavalescos. (Correio) 

Comente agora
07
Fev
Livramento de Nossa Senhora: Câmara tem contas aprovadas com ressalvas
Postado por: Samile Damasceno / 14:26h

Na sessão de quarta-feira (06), o Tribunal de Contas dos Municípios conferiu provimento ao pedido de reconsideração relativo às contas da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, da responsabilidade de Lafaiete Nunes Dourado, referentes ao exercício de 2011. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, determinou que fosse emitido novo decisório, desta vez pela aprovação com ressalvas das contas, reduzindo a multa anteriormente imposta de R$ 1.000,00 para R$ 800,00. Somente no pedido de reconsideração que o gestor encaminhou os Decretos nºs 06 e 28 abrindo suplementações de R$ 75.700,00 e de R$ 60.000,00 e contendo a assinatura do prefeito Carlos Roberto Souto Batista, suprimindo assim a ausência dos atos executivos anotados no Parecer Prévio e descaracterizando o fato principal que motivou a rejeição inicial. Também ficou demonstrada a regularidade da abertura de créditos suplementares no total de R$ 399.342,02, em favor da Câmara no exercício, constatando-se ainda a sua contabilização nos Demonstrativos da Despesa de dezembro. (Política Livre)

Comente agora
07
Fev
Transalvador aborda 230 motoristas no primeiro dia de carnaval
Postado por: Samile Damasceno / 13:51h

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) abordou 230 motoristas no primeiro dia de festa do carnaval, nesta quarta-feira (6). Foram registrados 43 autos de infração à Lei seca, 36 flagrantes de infrações diversas e 46 carteiras de habilitação recolhidas e encaminhadas ao Detran. No total, 39 condutores se recusaram a usar o etilômetro, três foram flagrados com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido e um foi flagrado cometendo crime de trânsito (0,30 ou mais miligrama de álcool). O órgão removeu 23 veículos para o pátio da Gerência de Trânsito. Durante os festejos, a liberação dos veículos apreendidos será feita no período das 8h às 22h. (Bahia Notícias)

Comente agora
07
Fev
SAJ: Presidente do Conselho de pessoas com deficiências explana sobre situação do município
Postado por: Ludimila Amorim / 11:03h

Em entrevista cedida ao repórter Joselito Fróes nesta quinta-feira (07), o Presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Joziel Barreto, explanou sobre a questão da acessibilidade em Santo Antonio de Jesus. Segundo o entrevistado nos últimos anos foram feitos trabalhos de acessibilidade no município, em que alguns avanços foram alcançados, todavia, á questão ainda é muito complicada para as pessoas com deficiência.

Principais dificuldades

Segundo ele, as principais dificuldades são os passeios públicos da cidade, que apresentam irregularidades e os poucos que possuem boa qualidade de acesso, estão em condições precárias ou ocupados por vários tipos de materiais, impedindo a transição de pessoas. Outro fator é a questão dos prédios com acessos públicos, que não possuem elevadores, dificultando a transição de deficientes nos órgãos públicos e também o transporte coletivo, que no inicio possuía alguns ônibus adaptados, porém, hoje a situação esta muito crítica e muitos cadeirantes estão reclamando da falta de adaptação, sendo que a adaptação é obrigatória por lei.

Solução para obtenção da acessibilidade

De acordo com Joziel, essa é uma problemática ampla de toda sociedade, mas primeiramente deve-se buscar através do poder público, uma política pública para o município que contemple a acessibilidade, através do planejamento e ações efetivas, para que a sociedade possa compreender que a acessibilidade é um bem comum para todos. Como também é preciso que o poder público assuma o seu papel e a sua responsabilidade, para que futuramente se tenha uma acessibilidade mínima com dignidade para as pessoas em Santo Antonio de Jesus.

Comente agora
07
Fev
Lâmpada fica acesa 24h por dia na zona rural de Santo Antº de Jesus e cidadã reclama da taxa de iluminação pública
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

A senhora identificada como Maria Andrade, residente na zona rural de Santo Antônio de Jesus procurou a Rádio RBR para comentar na localidade possui um poste de fornecimento de energia, mas esse poste nunca é desligando, ficando com a luz acesa 24 horas por dia, “eu pago R$ 8,26 pelo meu consumo e vem uma taxa de R$ 10,00 referente a iluminação pública, isso é um absurdo”. Em outro poste do povoado, relata a cidadã, a lâmpada está queimada há cinco meses e mesmo assim a taxa de iluminação pública vem constando no talão de energia.

Redação Voz da Bahia- Samile Damasceno

Comente agora
07
Fev
Cidades históricas adotam redes subterrâneas; programa do MinC financia 50% dos custos
Postado por: Samile Damasceno / 07:17h

Enquanto Salvador não tem perspectivas de se livrar da fiação elétrica aérea que predomina em quase toda a capital baiana, outras cidades brasileiras já avançaram no processo de modernização tecnológica com a adoção das redes subterrâneas. O município de Sobral (CE) foi um dos primeiros do Brasil a participar do projeto Novos Ares, destinado a internalização de toda fiação das redes elétrica, telefônica e de dados. A obra foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Governo do Ceará e a prefeitura municipal, com investimentos da ordem de R$ 12,5 milhões. O chefe do Escritório do Iphan em Icó (CE), Erick Rolim, informou ao Bahia Notícias que, no caso de Sobral, os custos das obras de entrerramento da fiação foram divididos igualmente entre o governo estadual e o Iphan – Icó não conseguiu o mesmo devido a pendências que impediam o repasse de recursos federais para o município.

Comente agora
06
Fev
SAJ: Ex-coordenador de transportes esclarece carros sucateados da prefeitura
Postado por: Samile Damasceno / 22:35h

No último sábado (02), a Superintendência de Trânsito e Transportes de Santo Antônio de Jesus realizou uma exposição dos carros sucateados da prefeitura na Praça Padre Mateus, mostrando à população santoantoniense o estado em que se encontraram os veículos. Sobre isso, o ex-coordenador de transportes do município, Nelson Pirôpo, em entrevista cedida ao Voz da Bahia, esclareceu como realmente foi entregada a frota e quais carros não possuem, de fato, condições de trafegar.

Nelson comenta que desde o mês de novembro começou a ouvir, por parte de alguns colegas, que o nome indicado para assumir a secretaria de transportes seria Ely Samuel, “desde então comecei a buscar dele uma documentação que me cobrisse oficialmente, com a finalidade de passar os informes do setor para o futuro responsável, isso em outubro de 2012, os meses se passaram e nada chegou até mim a esse respeito”, afirmou.  O entrevistado assegurou que no final do ano de 2012 procurou Ely e comunicou que iria ser feito um inventário do setor de transportes e da frota, “solicitei que eu e o futuro coordenador assinássemos está declaração, e assim foi feito, neste inventário foi passada, inclusive, a frota de veículos por secretaria e os carros continuaram trafegando até 31 de dezembro”, afirmou. Pirôpo alegou que entregou para a nova administração em condições de uso dos carros, “na gestão atual, os veículos continuaram trafegando durante  todo o mês de janeiro que eu constatei, logo depois, no último sábado, vou à Praça Padre Mateus e encontro 14 veículos expostos sucateados e mais tarde ouvi o comentário que aquela era a frota deixada da gestão Euvaldo Rosa (PSB), mas isso não é verdade, apenas cinco veículos realmente não possuíam condições de trafegar, os demais estavam em uso até o dia 31 de janeiro de 2013”, colocou.

(Ex-coordenador de transportes da prefeitura de SAJ)

Os cinco carros citados por Nelson Piropo que não tinham condições de trafegar foram:

2 comentários
06
Fev
Criança Feliz: Empresário fala sobre importância do projeto em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:31h

Em entrevista cedida nesta quarta-feira (06), Teodoro Barreto, empresário de Santo Antônio de Jesus, falou sobre a atuação do projeto Criança feliz no município. Segundo ele, o projeto visa incentivar o talento das crianças, norteando-as sobre o caminho em que devem andar que é com Jesus e longe das drogas. De acordo com Teodoro são aproximadamente 50 crianças, com idades entre 6 e 12 anos de idade. De acordo com o entrevistado, o projeto também visa ensinar os pais, sobre a atenção que deve ser dada às crianças, orientando-os a procurar saber por onde elas andam e com quem e sobre seu comportamento nas escolas, tudo isso para proteção das crianças.

Criança Feliz e apoio do Município:

De acordo com Teodoro, o nome do projeto foi escolhido, em razão da alegria das crianças, ao ganharem os presentes e brincarem no campo de futebol. Para Teodoro não existe nenhum tipo de apoio ao projeto em Santo Antonio de Jesus, todo o trabalho é realizado por ele e sua esposa, com recursos próprios. Segundo o entrevistado, o prefeito e o secretário já estão cientes do projeto, eles  ofereceram apoio e  com certeza  vão ajudar de alguma forma. Teodoro salientou que os pais que manifestarem o desejo de inserir seus filhos no projeto, podem procurá-lo no sítio ou no escritório na Rua Sete de Setembro, nº 200, o telefone para mais informações é (75) 3631-5469. 

Redação: Voz da Bahia – Ludimila Amorim / Fotos: Wellington Macedo

Comente agora
06
Fev
Fiscalização tentará coibir venda de espetinho no carnaval de Salvador
Postado por: Samile Damasceno / 18:05h

Começa nesta quarta-feira (6) a fiscalização da prefeitura para coibir a venda de espetinhos durante o carnaval de Salvador. A Secretaria Municipal de Ordem Pública informou que a operação vai começar no circuito Sérgio Bezerra, no bairro da Barra, e se estender aos demais circuitos da festa a partir de quinta-feira (7). A operação será realizada com apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e da Guarda Municipal. Além da proibição da venda dos espetinhos, os órgãos pretendem coibir a venda de bebida alcóolica em garrafas de vidro. A iniciativa visa evitar acidentes entre os foliões e os próprios ambulantes. Todo material apreendido vai ser levado ao galpão da Guarda Municipal. Cerca de 3,5 mil ambulantes estão cadastrados para trabalhar durante o carnaval. Pelo menos 2900 funcionários vão participar da fiscalização. (G1)

Comente agora
06
Fev
Elevador Lacerda vai operar gratuitamente com três cabines no Carnaval
Postado por: Samile Damasceno / 17:45h

Os foliões poderão utilizar gratuitamente o Elevador Lacerda durante este Carnaval. A gratuidade será válida 24 horas a partir de meia-noite desta sexta-feira (8), até às 12 horas da Quarta-feira de Cinzas (13). Três cabines vão operar durante a folia momesca. De acordo com a Transalvador, o equipamento vai transportar uma média de 26 mil passageiros por dia. (iBahia)

Comente agora
06
Fev
Caldas de Cipó: Ex-prefeito é punido pelo TCM
Postado por: Samile Damasceno / 17:20h

Na sessão desta terça-feira (05), o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela procedência da denúncia formulada contra o ex-prefeito de Caldas de Cipó, Jaílton Ferreira de Macedo, em razão de várias irregularidades que teriam sido cometidas ao longo do exercício financeiro de 2006 na consecução do Convite de nº 016/2006, tendo como objeto a aquisição de material didático e papelaria para a Secretaria de Educação, no valor de R$ 75.000,00. O relator do processo, Conselheiro Fernando Vita, imputou ao gestor uma multa de R$ 3.000,00 e o ressarcimento do valor de R$ 19.357,14, resultante do pagamento a maior sobre o contrato efetuado, sem a devida justificativa. Ainda cabe recurso da decisão. 

O denunciante apontou a existência de compras e contratações sem o suporte de procedimento licitatório e a utilização de notas fiscais vencidas pelos fornecedores. Foram, assim, constatadas as seguintes irregularidades: habilitação de empresas com documentos sem autenticação e datas de validades vencidas, ausência de declaração de preços, fracionamento de despesas, ausência de garantia contratual, contrato assinado com valor superior ao previsto no edital e pagamentos realizados contra apresentação de nota fiscal com validade vencida e com preenchimento de caneta diferente da utilizada na data do documento. (Política Livre)

Comente agora
06
Fev
Fornecimento de energia será interrompido neste sábado (09) em algumas ruas de Santo Antº de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 17:05h

A Coelba comunica à população que no dia 09 de fevereiro o fornecimento de energia elétrica será interrompido, temporariamente, na Praça Duque de Caxias, Rua Bela Vista, Rua do Cajueiro, Rua Forte da Bela Vista e Rua Saldanha Marinho das 9h às 15h. Tal serviço será executado para construção e execução de obras de melhoramento da rede de distribuição.

O serviço a ser executado vai proporcionar uma melhoria na qualidade de energia fornecidos nessa área. Os trabalhos poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para segurança dos consumidores, a Coelba alerta que eventuais reparos nas instalações elétricas e/ou equipamentos elétricos internos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante a interrupção do fornecimento. Para maiores infromações, entre em contato com a nossa central de teleantendimento pelo número 0800 071 0800 ou consulte o nosso site: www.coelba.com.br

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
06
Fev
Salvador: Emergência do Hospital Espanhol está fechada em protesto de médicos
Postado por: Samile Damasceno / 16:39h

A emergência do Hospital Espanhol, localizado na Barra, em Salvador, está fechada desde a manhã de segunda-feira (4), de acordo com o Francisco Magalhães, que é presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). As atividades estão suspensas por conta do protesto de médicos, que pedem melhores condições na infraestrutura da emergência, contratação de cardiologistas e pagamento dos salários. "O hospital não tem condições mínimas, não tem raio x, medicamentos e, por incrível que pareça, o hospital é referência no atendimento de pacientes cardíacos, mas não tem cardiologista de plantão. O médico é cirurgião, obstetra, clínico. Além disso, devido às dificuldades do hospital, ele não vem pagando os médicos há meses. Tem alguns que estão sem receber há quase um ano", explicou o presidente do Sindmed, Francisco Magalhães. Representantes do sindicato e do hospital têm encontro marcado para a tarde desta quarta-feira no Ministério Público do Trabalho (MPT-5) para tentar conciliações. De acordo com o sindicato, estão entre as pautas a recomposição da equipe de plantão, o pagamento de salários dentro do prazo legal, a garantia do funcionamento do serviço de radiologia presencial e em tempo integral, além de uma solução para a falta de materiais e medicamentos. O Hospital Espanhol informou, na terça-feira (5), que quatro médicos atendem na emergência, mas que não havia movimento de pacientes por conta do alerta de paralisação, e que a direção procura soluções para a situação.

Comente agora
06
Fev
SAJ: Secretário de Agricultura afirma que limpeza da feira livre é prioridade
Postado por: Samile Damasceno / 15:59h

O secretário de agricultura, indústria e comércio de Santo Antônio de Jesus, Ailton Lago do Sacramento, em entrevista cedida à Rádio RBR, comentou a respeito da higienização do centro de abastecimento deste município. O entrevistado inicia sua fala argumentando que, ao assumir a secretaria, o primeiro objetivo seria realizar um diagnóstico para que, a partir do que foi encontrado da gestão anterior, pudesse elencar as prioridades e aquilo o que fosse de maior urgência.  A princípio foi colocada como prioridade a parte da limpeza, segurança e higienização, principalmente na feira livre deste município, “aquele local estava carente desses três quesitos de suma importância para um ambiente em que é comercializado alimentos, muitos deles, ingeridos diretamente”.

A feira livre de Santo Antônio de Jesus é uma das feiras mais visitadas das cidades baianas, diante disso, explica o entrevistado, o principal objetivo é conversar de forma setorial com cada segmento do centro de abastecimento. Todos os nove segmentos que a feira livre possui foram ouvidos em uma reunião e, a partir desse diálogo as prioridade foram destacadas e implementadas no primeiro momento. 

Comente agora
06
Fev
Incêndio atinge depósito de material reciclável em Ilhéus, no sul da Bahia
Postado por: Samile Damasceno / 13:24h

Fumaça de incêndio em depósito de Ihéus, no sul da Bahia (Foto: Reprodução TV Santa Cruz)

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de material reciclável em Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (6). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 9h e chegou a alcançar duas casas vizinhas. As chamas foram controladas por volta das 12h. Parte da rede elétrica também foi atingida pelo fogo, informou a corporação. Moradores retiraram os pertences de dentro de casa por precaução. Equipes dos bombeiros e da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) permanecem no local. (G1)

Comente agora
06
Fev
Movimento de saída da cidade já deve ser maior à tarde na travessia de Mar
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:53h
 
Com bom  movimento  de passageiros e oito embarcações em tráfego, a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande opera com horários de 30 em 30 minutos, nesta quarta-feira (9), mas já foram feitas hoje vários horários extras no sentido de Vera Cruz para a capital. Não há filas  nos terminais - os usuários chegam e embarcam rapidamente, tanto em Vera Cruz como  no Náutico da Bahia, no Comércio. A expectativa da Astramab é de que o fluxo de passageiros  comece a crescer à tarde já por conta do Carnaval, quando milhares de pessoas devem deixar a capital com destino à Ilha de Itaparica.
As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com ventos fracos e mar calmo e as lanchas estão fazendo o percurso da travessia  em tempo médio de 40 minutos. O sistema funcionará hoje até às 20h, horário da última viagem saindo do Terminal Náutico com destino a Mar Grande - no sentido inverso o último horário será às 18h30m. Contudo, se a demanda exigir, os horários podem ser prorrogados.
Comente agora
05
Fev
Nazaré recebe Agência Móvel da Coelba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:52h

Os moradores da Cidade de Nazaré, pela primeira vez, receberão os serviços da Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente equipado para levar até os clientes os serviços da concessionária. O atendimento será de04 a08/02/2013, na Praça Alexandre Bitencourt, s/n, Centro, próximo à Igreja da Matriz, em frente à Prefeitura. A unidade móvel ficará instalada no local à disposição do público sempre das 8h30 às 16h. 

Através da Agência Móvel, os clientes podem realizar cadastramento da Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede até 65% de desconto na conta de energia. Em Nazaré cerca de 2,6 mil famílias ainda estão sem o benefício por não terem cadastrado seu NIS na Coelba, conforme estabelece a Lei Federal 12.212/2010 e por isso estão pagando a conta com valor maior do que estavam acostumados. Também é possível solicitar parcelamentos de débitos, ligação nova, segunda via de conta de energia, religação, pedidos de inspeção, dentre outros. A Agência Móvel é uma iniciativa que integra o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade.

Comente agora
05
Fev
Santo Amaro: Patrimônios Históricos serão recuperados; os valores estão estimados em 32 milhões
Postado por: Fábio Santos DRT 8769 / 16:51h

O município de Santo Amaro, no recôncavo baiano, comtemplado com o Plano de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, recebeu  na manhã desta quarta-feira (05) a visita do arquiteto do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional ( IPHAN), que visitou a Igreja Nossa Senhor do Amparo,  que será reformada através do projeto.  De acordo com informações,  o edital  para restauração dos patrimônios históricos da cidade,  já foi assinado. O valor da obra encontra-se estimado em R$ 32 milhões, diante de acordo realizado entre os governos Municipal, Estadual e Federal.  Todavia o recurso será aplicado também nas restaurações das Igrejas: Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora do Rosário; além das reformas de outros prédios e reordenamento e qualificação da feira-livre do município. 

Reportagem: Fábio Santos/ Voz da Bahia

Comente agora
05
Fev
Entidades empresarias convocam consumidores para Segundona de Carnaval
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:46h

Na próxima segunda-feira, 11 de fevereiro, é dia de comércio aberto em Santo Antônio de Jesus com a Segundona de Carnaval. Pelo quarto ano consecutivo, as Entidades Empresariais realizam a campanha que divulgam as empresas locais e atrai diversos consumidores ao comércio mais barato da Bahia. No dia 4 de fevereiro, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus, através do Presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista, Vicente Neiva, convocou novamente as empresas locais que ainda não aderiram a campanha para participarem e aproveitarem a oportunidade para fidelizar mais clientes. Durante a entrevista, Vicente divulgou os resultados da última pesquisa realizada com as empresas que abriram as portas na edição da Segundona de 2012, onde a maioria atestava o sucesso de vendas da data em relação a outras segundas-feiras comuns.

A Segundona de carnaval consegue a adesão de mais empresas a cada edição, mas, algumas como a Comercial São Luis, abrem as portas desde a primeira edição e não se arrependem. Keila Brandão, Gerente Geral da São Luis, afirma que a adesão à campanha é uma questão de lógica: “O carnaval, como qualquer festa, não absolve todo o público. As grandes redes não sucumbem essas datas então as empresas locais precisam aderi essa tendência de varejo para não perder o cliente”.

Comente agora
05
Fev
Novo comandante do Tiro de Guerra comenta a respeito da seleção de atiradores
Postado por: Samile Damasceno / 15:01h

Nesta terça-feira (05), a Rádio RBR entrevistou o novo comandante do Tiro de Guerra de Santo Antônio de Jesus, o subtenente Fabiano Tibucheski, o qual é natural do Paraná, mas residia atualmente no Ceará. O subtenente argumenta que encontrou uma equipe muito bem estruturada e um secretário está o auxiliando nesse início de mandato do órgão e argumenta a respeito de uma seleção complementar que está em andamento, em que cinquenta atiradores serão selecionados, visando extrair os melhores jovens de Santo Antônio de Jesus para que possam representar o Tiro de Guerra neste ano.

Questionado a respeito da carreira militar, Fabiano argumenta: “é uma grata satisfação servir o exército brasileiro que nos dá a oportunidade de conhecer o Brasil e jamais iria imaginar que estaria aqui na Bahia”. A respeito da seleção dos jovens para prestar serviços ao Tiro de Guerra, é elucidado pelo subtenente que quem for contemplado não vai perder nada, pois a instrução se dará no período das 6h às 8h e após esse horário ele poderá trabalhar, estudar e ter uma vida normal, “acredito que o exército está aqui para ajudar os jovens a ter mais conhecimentos além de aprendizados sobre cidadania, civismo e a própria instrução militar”, comenta.

Um novo convênio está previsto para 2013, em que prevê basicamente as instalações de todo apoio durante o ano, voltado mais para a parte de logística e o exército entra com o instrutor e com toda a bagagem de instrução para formar os jovens que receberão o certificado de reservista de segunda categoria. 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
05
Fev
Carnaval em Salvador terá sol e algumas pancadas de chuva
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:33h

Carnaval em Salvador (BA) promete ter muito calor e pancadas de chuva para refrescar. A temperatura vai variar entre os 32º C (máximo) e 24º C (mínimo), com pancadas de chuva em diferentes horários. Confira a previsão e tendências para os próximos dias, de acordo com o ClimaTempo:  

Sexta-feira (8): sol durante o dia, com pancadas de chuva de manhã e à noite. Máxima de 32º C e mínima de 24º C. 
Sábado (9): sol com muitas nuvens e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Máxima de 31º C e mínima de 24º C.
Domingo (10): sol com muitas nuvens. Máxima de 30º C e mínima de 24º C.
Segunda-feira (11): sol com algumas nuvens. Não chove. Máxima de 31º C e mínima de 24º C.
Terça-feira (12): sol com pancadas de chuva à noite. Máxima de 32º C e mínima de 25º C.
Quarta-feira (13): Sol e pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 31º C e mínima de 25º C.
Comente agora
05
Fev
Ônibus 24 horas na folia de Salvador: sistema usará linhas expressas
Postado por: Samile Damasceno / 11:10h

Em restaurante na Barra, prefeito e secretários anunciam maior rigor da prefeitura durante o Carnaval

Se você está na intenção de passar o Carnaval dando virotes na rua, eis uma boa notícia: terá ônibus da Lapa até Ondina operando por 24 horas a partir da noite de quinta-feira de Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas. A informação foi confirmada na segunda-feira (4) pelo superintendente da Transalvador, Fabrizio Muller, durante coletiva realizada pelo prefeito ACM Neto com todos os secretários municipais, na Barra. “Serão 18 ônibus circulando para facilitar o acesso do folião aos circuitos da folia”, disse o superintendente, lembrando que será cobrada tarifa normal nesses veículos (R$ 2,80). Muller pontua ainda que haverá fiscais da prefeitura nas garagens das empresas para verificar o cumprimento dos horários. Segundo ele, 64% da frota estará na rua. Em 2012, 5,3 milhões de pessoas usaram o transporte. A coordenadora do Carnaval da Transalvador, Suraia Lago, explica que ainda há outros facilitadores do transporte coletivo durante a folia. “Teremos seis micro-ônibus de Ondina até o Jardim de Alah, das 12h às 4h. Além disso, vão ter linhas expressas das 2h às 4h entre as estações de Pirajá e Lapa, assim como Lapa e Mussurunga”. No total, em toda a cidade, serão 312 ônibus rodando por hora. (Correio)

Comente agora
05
Fev
SAJ: Cidadão reclama de redutor de velocidade em lugar inadequado
Postado por: Samile Damasceno / 10:10h

Um cidadão identificado como João, residente no Alto Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus, procurou a Rádio Recôncavo na manhã desta terça-feira (05) para reclamar de um quebra-mola situado na entrada do bairro onde reside. Segundo João o redutor de velocidade está mal localizado, pois quando os motoristas saem da BR-101 em uma velocidade moderada, precisa reduzir a velocidade devido os obstáculos, “estou vendo a hora de acontecer um acidente, pois, ao frear para entrar no bairro, um outro veículo pode bater no fundo do carro”.

De acordo ao cidadão, os próprios moradores do local fizeram o redutor de velocidade e pede que os órgãos responsáveis vão até o local para analisar a situação e tome as providências necessárias.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
05
Fev
Confira fotos do assalto as agências bancárias de Amargosa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:42h

Fotos Voz da Bahia - Marcelo Dial

Comente agora
04
Fev
Carnaval de Salvador será aberto oficialmente no Campo Grande
Postado por: Samile Damasceno / 16:14h

A abertura oficial do carnaval de Salvador será na quinta-feira (7), às 19h, no Campo Grande, com a entrega das "chaves da cidade" pelo prefeito ACM Neto ao Rei Momo, Léo Boy. Segundo o gestor, o Circuito Osmar, onde será iniciada a festa, irá concentrar as novidades neste ano. "Durante a vistoria realizada hoje, percebemos a grande ociosidade do Campo Grande. As principais mudanças para o carnaval deste ano serão sentidas nesse circuito. Uma delas vai ser a abertura da festa no Campo Grande com a presença do Chiclete com Banana sem cordas", anunciou. O pontapé inicial da folia momesca também deve contar com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner. (Bahia Notícias)

Comente agora
04
Fev
Feira de Santana: Centro de comunicação vai descongestionar chamadas de emergência
Postado por: Samile Damasceno / 16:06h

O Centro Integrado de Comunicação (Cicom), inaugurado nesta segunda-feira (4) em Feira de Santana, vai concentrar as chamadas 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). A unidade, que funciona no 1º Batalhão da Polícia Militar, vai atender aos moradores de Feira e de outros 16 municípios da região. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. De acordo com o coordenador do Cicom, capitão PM Rosuilson Cardoso, o sistema tem tecnologia necessária para absorver todas as ligações provenientes das localidades. Ele disse que a tecnologia adotada evita o congestionamento da central, mesmo em época de maior demanda, otimizando o tempo de resposta para o atendimento das chamadas. “A central facilita muito nosso trabalho, porque, quando recebemos as chamadas de emergência, imediatamente acionamos uma viatura ou o Corpo de Bombeiros para ir até o local”, ressaltou o capitão. Na central foi empregado um aporte tecnológico que abrange insumos de rádio fixos, veiculares e portáteis (hand talk). Na sede do Cicom, atuarão de forma integrada prepostos das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, havendo possibilidade de aumento dos serviços à população com a inserção futura do trânsito municipal e Samu, criando um ciclo completo no atendimento qualificado à população. (Política Livre)

Comente agora
04
Fev
Ilhéus: Mais de 2.600 candidatos se inscrevem para cursos grátis do Pronatec
Postado por: Samile Damasceno / 15:51h

Mais de 2.600 pessoas se candidataram, em Ilhéus, aos 19 cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma demanda que superou as expectativas e provocou a antecipação do encerramento das inscrições do dia 8, quinta-feira, para esta segunda-feira (4). Os cursos mais procurados foram o de Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar Administrativo, Montador e Reparador de computador e Operador de computador. O objetivo do programa é incluir no mercado de trabalho famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou em situação de seguro-desemprego, além de beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). (Tribuna)

Comente agora
04
Fev
Fornecimento de água é interrompido temporariamente em oito municípios
Postado por: Samile Damasceno / 14:58h

A Embasa informa que, para possibilitar a realização de manutenção corretiva nas adutoras de água tratada de Valente e do Sisal, o fornecimento de água precisará ser interrompido temporariamente, a partir das 6h desta terça-feira (5), nos seguintes municípios da região sisaleira: Riachão, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Valente, São Domingos, Nova Fátima e Gavião. Os serviços devem ser concluídos até as 18 horas do mesmo dia, quando o abastecimento de água começará a ser regularizado gradativamente. Os moradores de imóveis com reservação suficiente para o atendimento das necessidades diárias de sua família não sentirão os efeitos da interrupção temporária. (Política Livre)

Comente agora
04
Fev
Carroça e veículo deixam pelo menos dois feridos no Polo Petroquímico
Postado por: Samile Damasceno / 14:43h

Uma carroça e um veículo colidiram na rua Benzeno, próximo à rotatória do posto Trevo, no Polo Petroquímico de Camaçari, por volta das 13h30 desta segunda-feira (04). Segundo informações da Central de Polícia, o acidente deixou pelo menos duas vítimas feridas - uma delas o condutor da carroça. Viaturas do 12º Batalhão de Polícia Militar estão no local acompanhando a ocorrência e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já foi solicitado, mas ainda não chegou ao local para socorrer as vítimas. Não há identificação dos feridos e nem informações sobre a gravidade do seu estado de saúde. (Correio)

Comente agora
04
Fev
Trios elétricos são vistoriados até sexta-feira no Parque de Exposições
Postado por: Samile Damasceno / 14:28h

Para fazer bonito na avenida e garantir a segurança dos foliões, os trios elétricos passam por vistoria no Parque de Exposições de Salvador. Até sexta-feira (8), cerca de 110 veículos, entre minitrios, trios e carros de apoio, devem desfilar no Parque de Exposições especialmente para os técnicos do Departamento de Polícia Técnica, Vigilância Sanitária, Bombeiros e Detran. Segundo o coordenador de vistorias e perícias do Detran, Domingos Lemos, 50 trios já passaram por lá desde o dia 23 de janeiro, quando o trabalho começou. “Treze setores fazem a vistoria dos equipamentos. Nosso foco principal é a identificação, além da documentação do veículo, para que não saia com chassi adulterado, assim como a parte elétrica, pneus, as dimensões, como altura, largura e comprimento, e o parabrisa, que deve estar conservado”. Os veículos, disse, que não estiverem dentro das normas exigidas só podem ser aprovados e liberados após os reparos. Ao final da vistoria, eles recebem um adesivo de regularização, obrigatório para a circulação durante a folia. “Orientamos o proprietário para corrigir as pendências, a fim de autorizarmos a circulação. Ainda assim, estaremos nas saídas dos circuitos fazendo uma nova avaliação dos trios. Caso haja irregularidade, eles ficam impossibilitados de desfilar”. Os grandes trios pesam aproximadamente 60 toneladas e medem cerca de 20 metros. (Política Livre)

Comente agora
04
Fev
SAJ: Analista do SEBRAE esclarece dúvidas sobre imposto de renda e empreendedorismo na região
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:35h

Em entrevista, cedida nesta segunda-feira (04), a Rádio Recôncavo FM o analista técnico do SEBRAE, Emanuel Castro, esclareceu dúvidas sobre a declaração do imposto de renda para empreendedores individuais. Segundo o entrevistado, a declaração está no prazo e o retorno da população tem sido favorável, eles têm recebido em torno de 50 pessoas diariamente no SEBRAE, porém, como a atuação do mesmo abrangeu 45 municípios, esse contingente ainda é pequeno.

Declaração do imposto de renda pela internet

De acordo com Emanuel, a declaração pode ser feita através da internet, “não é complicado, é bem simples, em torno de cinco minutos todo o processo pode ser feito, o endereço fica no site da receita federal ou então no próprio portal do empreendedor” afirma.

Empreendedorismo individual em Santo Antonio de Jesus

O analista elucidou que houve uma boa fixação do projeto no município, no início houve uma resistência por parte da população, mas eles perceberam que esse projeto funciona como um laboratório, para aprender a empreender com responsabilidade e crescer profissionalmente.

Empreendedor X Microempreendedor

Segundo o entrevistado, a diferença entre essas categorias é o faturamento. O empreendedor individual, fatura em torno de R$ 5.000 por mês e o microempreendedor R$ 30.000. O empreendedor individual pode ter no máximo um empregado com carteira assinada, o microempreendedor pode ter até vinte funcionários, a depender da sua capacidade de pagamento. De acordo com ele, a melhor forma para pessoa iniciar, é como empreendedor individual e em seguida migrar para microempresa. O analista ainda afirmou, que as conseqüências disso tudo são bem positivas, pois as pessoas trabalham de forma tranqüila, com CNPJ e tudo legalizado, sem nenhum tipo de insegurança em relação à fiscalização. 

Redação Voz da Bahia – Ludimila Amorim

Comente agora
04
Fev
ACESAJ anuncia a 'Segundona' de Carnaval quarto ano consecutivo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:15h

Pelo quarto ano consecutivo, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus anunciam que a segunda-feira de carnaval será dia de movimento e muitos clientes no comércio mais barato da Bahia com a Segundona de Carnaval das 8:00 às 14:00h. Assim como nas edições anteriores, as empresas já estão se preparando para receber os consumidores que fogem da folia do carnaval para descansar na região de Santo Antônio de Jesus, Vale do Jequiriça e Ilha de Itaparica. O Presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista, Vicente Neiva afirma que o sucesso crescente da campanha fez com que as Entidades Empresariais não pensassem duas vezes em realizar novamente mais uma edição já que o resultado é sempre de lucros e visibilidade para as empresas locais: “O que percebemos é que as vendas aumentam significativamente nesse período uma média de 8%. Quem abre as portas, não se arrepende”. Segundo Vicente, a campanha já está pronta e começa a ser divulgada em breve na região, BR-101, Ilha de Itaparica e Valença.

A sugestão de Vicente Neiva é que além e abrir as portas para receber o intenso de fluxo de visitantes, os empresários apostem em promoções e descontos de alguns produtos para cativar ainda mais os clientes no dia 11 de fevereiro. Após a Segundona de Carnaval, no dia 12 de fevereiro, o comércio não poderá abrir graças a um acordo coletivo firmado entre o Sindicato Patronal e o Sindicato dos Comerciários. Apenas restaurantes, farmácias, postos de gasolina e bares poderão manter o seu horário de funcionamento normal na data. Por isso, não perca a oportunidade de visitar Santo Antônio de Jesus durante a Segundona de Carnaval. Venha descobrir qual é a boa da Segundona de Carnaval.  (Ascom/ acesaj)

2 comentários
04
Fev
SAJ: Energia será interrompida nesta segunda-feira no povoado Riacho Dantas e na terça-feira no Alto Sobradinho
Postado por: Samile Damasceno / 08:47h

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica do Povoado de Riacho Dantas será interrompido , temporariamente, para construção e execução de obras de melhoramento da rede de distribuição nesta segunda-feira (04) das 09h ás 15h.

Na terça-feira (05), o fornecimento de energia também será interrompido temporariamente em algumas ruas do Bairro Alto Sobradinho: Rua Acre, Rua C, Rua F, Rua Fortaleza, Rua G, Rua Minas Gerais, Rua Sergipe, Rua Sinval Martins de Sousa e Travessa Minas Gerais.

O serviço a ser executado vai proporcionar uma melhoria na qualidade de energia fornecidos nessa área. Os trabalhos poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para segurança dos consumidores, a Coelba alerta que eventuais reparos nas instalações elétricas e/ou equipamentos elétricos internos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante a interrupção do fornecimento. Para maiores infromações, entre em contato com a nossa central de teleantendimento pelo número 0800 071 0800 ou consulte o nosso site: www.coelba.com.br

Comente agora
04
Fev
Carro capota na BR 101 próximo a Praia do Dendê em Santo Antº de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 07:33h

No final da tarde de ontem (03), por volta das 18h, ocorreu um acidente envolvendo Almir Maia Andrade, 45 anos, residente da Rua do Calabar em Santo Antônio de Jesus. Segundo informações Almir estava conduzindo um veículo Focus preto de placa não anotada quando perdeu o controle  do mesmo e acabou capotando na BR 101 próximo a Praia do Dendê, em Santo Antônio de Jesus, vindo a colidir em um barranco, impedindo que o carro descesse a ribanceira.  Ainda de cordo com testemunhas, a irmã do condutor também estava no automóvel, mas saiu ilesa do acidente. Almir sofreu uma fratura e foi encaminhado para a emergência do HRSAJ após ser atendido pela equipe do SAMU.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
03
Fev
Santo Amaro: No dia de Iemanjá, Maria Bethânia saúda Santa Bárbara e passeia pela cidade
Postado por: Fábio Santos DRT 6997 / 19:54h
Vestida de branco e carregando rosas vermelhas, Maria Bethânia apareceu pelas ruas da cidade de Santo Amaro, por volta do meio-dia, nesse sábado (02) e foi direto para a igreja onde as imagens católicas são arrumadas, antes de seguirem para a Procissão de Nossa Senhora da Purificação. A cantora foi enfeitar o andor de Santa Bárbara, sua santa de devoção, que saiu carregada pela cidade, pela tarde. Essa manifestação religiosa marca o final dos festejos em torno de Nossa Senhora da Purificação, que acontece desde o dia 25 de janeiro, durante todos os anos, na cidade do recôncavo baiano.( Ibahia)
Comente agora
03
Fev
Rede SAC altera atendimento ao público durante o Carnaval
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:01h

A rede SAC, que inclui os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão em Salvador, região metropolitana e interior do estado, e do Ponto Cidadão, no interior, terá o funcionamento alterado durante o Carnaval. Na quinta-feira (7), todos os pontos da rede vão atender normalmente, com exceção do SAC do Shopping Barra, na capital, que receberá o público das 8 às 15h. Na sexta (8), funcionarão das 7 às 13h os SACs do interior, da Região Metropolitana de Salvador (Camaçari, Lauro de Freitas e Candeias) e também as unidades de Cajazeiras, Pau da Lima, Pernambués e Comércio, na capital. As 14 unidades do Ponto Cidadão vão operar normalmente. 

No sábado (9), funcionarão apenas os postos SAC dos shoppings Iguatemi, Paralela e Salvador Shopping. O atendimento será das 9 às 14h. De domingo (10) até a terça (12) toda a rede deixará de operar. Na Quarta-feira de Cinzas (13) a rede abrirá do meio-dia às 17h, com exceção do SAC do Shopping Barra (12 às 18h), Liberdade e Periperi, que estarão fechados, e Iguatemi, Paralela e Salvador Shopping (12 às 19h). Na quinta (14) toda a rede volta a operar normalmente. 
Comente agora
03
Fev
Maragojipe: Carnaval de Mascados tem início neste domingo com programação para todos os públicos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:59h

Neste domingo (3) as principais ruas de Maragogipe se agitam com o Grito do Carnaval, a partir das 15h. A folia prévia anuncia a festa e atrai centenas de maragogipanos e turistas mascarados para as ruas onde charangas e marchinhas animam os foliões. A abertura oficial do Carnaval de Maragogipe acontece no próximo sábado (9) com programação variada, com exposições, bailes tradicionais, apresentações musicais e concurso de mascarados para todos os públicos. Os festejos seguem até o próximo domingo de festa (11).

Incentivo a Cultura Popular

Após o anúncio da Bahiatursa de investir R$ 80 mil reais como patrocínio do Carnaval de Maragogipe a Secretaria de Cultura do Estado anunciou na última quinta-feira (31), durante a cerimônia de apresentação do Carnaval 2013, que investirá cerca de R$ 330 mil na folia da cidade de Maragogipe, com recursos do programa "Outros Carnavais". "O Carnaval de Maragogipe é uma festa singular, que já foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural como patrimônio imaterial da Bahia, em 2009, e que tem nosso apoio também", declarou o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim. (ACachoeira)

Comente agora
02
Fev
Prefeitura expõe veículos sucateados no Centro de Stº. Antº. de Jesus; veja
Postado por: Samile Damasceno / 15:18h

Na última terça-feira (29), o vereador Luiz do Alto (PP), em entrevista, comentou que precisou de um transporte da prefeitura para que um paciente pudesse ir à Salvador realizar alguns exames, mas, segundo ele, o veículo foi negado pela prefeitura. Diante disso, na manhã deste sábado (02), o superintendente de trânsito e transportes de Santo Antônio de Jesus, Luciano Moura, conhecido Cuiuba, está fazendo uma exposição de 14 veículos do município na praça Padre Mateus para dar publicidade à população em relação a situação dos mesmos, “nós temos aqui ambulâncias, veículos da educação, da serest, veículos da SMTT e outros carros que queremos mostrar à população de Santo Antônio de Jesus as condições encontradas e o porque do não atendimento ao munícipe quando solicitou um transporte”.

Segundo Luciano, os carros estão intrafegáveis e, inclusive, alguns possuem até ninho de ratos devido o descaso com a frota, além de veículos batidos, com os bancos quebrados e vários outros problemas, “então queremos mostrar a situação da forma como estamos recebendo os automóveis do nosso município desse jeito, esta é ainda a primeira parte da publicidade que Humberto Leite recebeu”. Para resolver a situação foi solicitado pelo prefeito que se faça um aluguel de carros para fechar a frota e atender a população.

Confira abaixo, as fotos dos veículos expostos na Praça Padre Mateus:

A respeito das novas faixas de pedestres na Avenida Luis Viana e na Rua do Expedicionário, além da pintura daquelas já existentes, o superintendente comenta que a intenção era que todas as faixas ficassem prontas antes do início às aulas. Luciano ainda diz que mais um pacote de mudanças foi aprovado, mas será publicado na próxima semana.

Redação e Fotos: Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
02
Fev
Com The Hall notificada pela Sucom, Magary e Mametto cancelam show nesta sexta
Postado por: Samile Damasceno / 10:11h

A casa de shows The Hall, localizada no Jardim dos Namorados, suspendeu sua programação até o fim do Carnaval, por conta das exigências de segurança feitas pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom). O evento que aconteceria nesta sexta-feira (1) com shows de Magary e Mametto foi cancelado. De acordo com o assessor da casa, Davi Lima, o estabelecimento recebeu as notificações da Sucom na quinta-feira, 31 de janeiro. "Por ser uma casa grande, foram exigidas muitas notificações de segurança", contou ao iBahia. Ainda segundo o assessor, a casa não teve tempo hábil para implantar as mudanças de segurança, por conta da demanda de solicitações. Davi também contou que as empresas responsáveis por criar planos de segurança estão recebendo muitos pedidos de casas de shows em Salvador, o que atrasa ainda mais o funcionamento normal. "Acredito que depois do Carnaval já estamos funcionando normalmente", disse. Para aqueles que compraram o ingressos antecipadamente, os valores serão devolvidos no escritório da banda Mametto, que foi responsável pela produção do evento. Através do Facebook, a banda orienta que as pessoas entrem em contato pelo email comercial@mametto.com.br. 

Comente agora
02
Fev
SAJ: cidadã reclama do mal cheiro da boca de lobo em frente à sua casa
Postado por: Samile Damasceno / 09:41h

Uma cidadã identificada como Gilmara Santos de Carvalho, residente da Urbis II, Alameda 13 em Santo Antônio de Jesus, procurou a redação do Voz da Bahia para reclamar a respeito de uma boca de lobo que fica em frente à sua residência e, segundo ela, o mal cheiro está incomodando os moradores. A rede de esgoto está com a cobertura totalmente destruída, possibilitando a entrada de lixos e o entupimento da rede, além do mal cheiro forte já relatado por Gilmara. A cidadã pede que o órgão responsável vá até o local para verificar a situação e tome as providências necessárias.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
02
Fev
Crianças merecem atenção especial durante o carnaval, alerta Juizado
Postado por: Samile Damasceno / 09:39h

Muitos pais fazem questão de levar os seus filhos desde cedo para curtir o Carnaval de Salvador. A festa, inclusive, reserva até alguns blocos dedicados exclusivamente para os mini foliões. Mas levar uma criança ou adolescente para a folia momesca requer alguns cuidados, para que ninguém se perca e para não expor os pequenos a situações de risco. No ano passado, 11 crianças se perderam durante o carnaval e 12 crianças e 12 adolescentes foram encontrados em situação de risco, segundo dados da 1ª Vara da Infância e da Juventude. Em conversa com o iBahia, o juiz Walter Ribeiro Costa Júnior deu algumas dicas para os pais ou responsáveis que querem levar, com segurança, os pequenos para a festa. A primeira recomendação é colocar a pulseirinha de identificação na criança ou no adolescente. O juiz também aconselha colocar não só a pulseira, como também dados como telefone, endereço e nome do responsável nas vestes, para que a criança ou adolescente perdido possa encontrar mais rápido seu pai ou responsável. Especialmente em relação aos adolescentes, o juiz Walter Costa Júnior recomenda, principalmente, o diálogo. "Pais têm que ter os filhos como amigos, falar sobre drogas, sexo, gravidez precoce e saidinhas com pessoas desconhecidas", alerta. E pode confiar em algum parente ou amigo para levar o seu filho para o Carnaval? Walter pede atenção. "Tem que ter a certeza de que a criança será bem cuidada, bem guardada", recomenda. Outras dicas do Juizado é não expor as crianças e adolescentes a aglomerações, não beber quando estiver acompanhado deles, não oferecer bebidas alcoólicas para eles e não confiar a guarda dos filhos a estranhos. Se um folião encontrar uma criança ou adolescente perdido no carnaval, a orientação é entrar em contato  com o Juizado, através do telefone 08000713020, ou levá-lo a uma das unidades que estará encarregada de encaminhar as crianças para as suas respectivas famílias. A Polícia Militar também poderá ser acionada.

Comente agora
02
Fev
Gerente do SESC de Stº. Antº. de Jesus explica o não-funcionamento do Teatro
Postado por: Samile Damasceno / 09:08h

Neste sábado (02), a Rádio RBR entrevistou o gerente do SESC de Santo Antônio de Jesus, Adelmo Pinheiro, que elucidou algumas questões a respeito do não-funcionamento do Teatro do SESC. Adelmo afirma que o Teatro foi inaugurado em fase de teste para se verificar nesse período quais seriam as adequações necessárias pra serem feitas e constatou-se que havia a necessidade de fazer um trabalho com isolamento acústico, pois os sons externos estavam entrando no teatro e, em algumas situações, atrapalhavam o desenvolvimento do espetáculo, dessa forma, “a direção regional contratou uma empresa de engenharia especializada em construções cênicas para fazer um relatório técnico e assim foi feito, gerando a necessidade de fazer algumas adequações técnicas”, explica o gerente do órgão. Após essa inspeção, a direção regional do SESC ordenou que se fechasse o teatro provisoriamente, tanto para espetáculo, como para eventos diversos enquanto se faz as adequações técnicas. Adelmo garante que o processo de licitações já está bem adiantado e está no aguardo do início das obras de adequação, “eu só não posso informar um prazo em que tudo esteja pronto, pois eu preciso primeiro ter um contato mais aprofundado com essa empresa”.

Em relação a academia do SESC, a qual foi inaugurada recentemente, o entrevistado diz que está funcionando perfeitamente, contando com a ajuda de um profissional para auxiliar nos exercícios e é uma academia destinada não somente aos comerciários, mas também aos dependentes e usuários . As matrículas para frequentar a academia podem ser feitas no SESC e uma pequena taxa é cobrada. Sobre os horários de funcionada, a mesma está em execução às tardes e noites e, além dos exercícios de musculação, há ainda natação, hidroginástica e o programa DFE (Desenvolvimento Físico-Esportivo) na qual há duas modalidades que são gratuitas, o futsal e o vôlei destinado à crianças e adolescentes.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
02
Fev
Fornecimento de água será suspenso em áreas de Feira de Santana neste domingo
Postado por: Samile Damasceno / 08:45h

Neste domingo (3), o fornecimento de água será interrompido, a partir das 5h, nos bairros Jardim Acácia, Chácara São Cosme, Rua Nova, Calumbi, Jardim Cruzeiro, Conjunto Feira IV, Tanque da Nação e nas imediações da Igreja Matriz e do Centro de Abastecimento, em Feira de Santana. A suspensão é para possibilitar a instalação de hidrante no centro da cidade. De acordo com a Embasa, o abastecimento será normalizado gradativamente na noite do mesmo dia. 

Comente agora
02
Fev
SSA: Sucom suspende realização de eventos na boate Off Club
Postado por: Samile Damasceno / 08:30h

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) notificou nesta sexta-feira (1º) o proprietário da boate Off Club Eventos, na Barra, durante vistoria em boates, espaços de eventos e similares de Salvador inciada pelo órgão após a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS). A Sucom exigiu a apresentação do Plano de Segurança em Situação de Pânico (PSSP) e a suspensão da realização de qualquer tipo de atividade no local até a regularização do alvará de funcionamento do local. Desde segunda-feira (28), a Sucom vistoriou os estabelecimentos San Sebastian, 30 Segundos, Borracharia, Wet’n Wild, Zen – Dining & Music,   B-23 Lounge Music Bar, What’s Up, Alto do Andú, The Twist Pub e The Hall, o que resultou em oito notificações, três autos de infração e trêsinterdições. (Bahia Notícias)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com