As comentadas


Bom dia , Domingo, 01/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

Cidades

13
Abr
S. A. de Jesus: Escola Municipal não tem cadeira com braço suficiente para alunos, reclama mãe
Postado por: Letícia Oliveira / 03:58h

Alunos da Escola Municipal Celestino Pimenta, localizada no Andaiá em Santo Antônio de Jesus estão passando por problemas para estudarem, foi o que relatou a mãe de um estudante, em contato com a Rádio Andaiá FM. Ela contou que as crianças estão fazendo provas com o caderno na mão, pois não há cadeiras com braço suficiente para todos. “Eles colocam a prova em cima do caderno apoiam na perna ou no braço e fazem as avaliações, por que a situação está terrível”, destacou, acrescentando que é preciso uma atitude o mais rápido possível da Secretaria de Educação do Município.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
12
Abr
Porto Alegre reúne 35 mil manifestantes, diz Brigada Militar
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 17:51h

Em Porto Alegre, a Brigada Militar estimou que 35 mil manifestantes estejam marchando contra o governo federal e pela saída da presidente Dilma Rousseff (PT). Mais cedo, um ato denominado "Coxinhaço" fez um protesto simbólico contra os movimentos que criticam o governo federal. O ato, que contou com dezenas de pessoas na esquina das ruas da República e Lima e Silva, no bairro Cidade Baixa, tradicional reduto boêmio da cidade, teve samba e algumas bandeiras do PT. Em Caxias do Sul, na serra, cerca de 3 mil pessoas se reuniram na Praça Dante Alighieri, de acordo com a Brigada Militar. Os manifestantes pedem por justiça, fim da corrupção e se colocam contra o controle da mídia e a favor da Operação Lava Jato. PT e o PMDB são alvos dos protestos. Já em Santa Maria, no centro do RS, a manifestação reúne cerca de mil pessoas no centro da cidade.

Comente agora
12
Abr
Santo Amaro: moradores recebem doações e atendimento médico
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 17:08h

A população de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, tenta voltar à rotina neste domingo, 12, e retirar a lama que invadiu as casas durante os alagamentos provocados pelas chuvas. Elas atingiram o município na última semana e causaram o transbordamento do rio Subaé. Os problemas obrigaram a prefeitura a decretar estado de emergência na tarde deste sábado, 11. Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Hilton Mário, os cerca de mil moradores desalojados estão recebendo doações de roupas e alimentos, além de atendimentos médicos. "O governo do Estado nos ajudou com o envio de duas UTIs móveis com médico e enfermeiro e cinco viaturas para assegurar a segurança da região, que sofreu vários saques por causa dos alagamentos", explicou. Além disto, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, está na cidade para prestar apoio, assim como a Polícia Miltiar e a Defesa Civil. A prefeitura municipal também está com cinco equipes de limpeza nas ruas para retirar o excesso de lama. "O tempo está nublado, o nível do rio ainda está alto, mas não está transbordando. O único bairro que ainda está alagado é o ideal, pois está no mesmo nível do rio, por isso a população ainda precisa de apoio. Hoje é o dia de fazer uma força-tarefa", ressalta o chefe de gabinete.

Comente agora
12
Abr
Em Goiânia, 2.500 manifestantes participam, segundo PM; Maçonaria comparece
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:28h

A principal marca do protesto deste domingo, dia 12, em Goiânia e em algumas cidades do interior de Goiás, foi a presença maciça de integrantes de diferentes lojas maçônicas liderando manifestações. Vestindo ternos pretos e outros trajes típicos das cerimônias maçons eles lideraram protestos contra a corrupção e o governo Dilma Roussef em Goiânia e Catalão - nesta última compareceram 200 pessoas, segundo a PM. Também houve mobilização hoje em Anápolis, Jataí e Rio Verde, todas com 200 pessoas, no máximo, segundo a PM em cada cidade. Os próprios organizadores admitiram que o número de pessoas mobilizadas em Goiânia foi menor do que no protesto de 15 de março, mas eles não se entenderam quanto à estimativa. A Polícia Militar estimou em 2.500 pessoas mobilizadas no ponto alto do protesto deste domingo, enquanto os organizadores falaram em 5 mil, 20 mil e até 50 mil manifestantes. No dia 15 de março, houve estimativa variando entre 25 mil até 60 mil pessoas no protesto em Goiânia.

Comente agora
12
Abr
Com o tema “Voz de Deus as Nações”, Igreja Batista Betânia de SAJ arrecada para contribuir em Missões; veja fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 11:28h
A Igreja Batista Betânia de Santo Antônio de Jesus recebeu a Junta de Missões Mundiais 2015 com tema “Meu chamado: Voz de Deus às Nações”. Cerca de 80% da arrecadação já foi feita, porém neste domingo (12), é preterível ultrapassar o alvo de R$ 15 mil. O Pastor da igreja, Ely Lourenço, em entrevista ao Portal Voz da Bahia destacou a importância dessas missões, afirmando que é a responsabilidade recebida do Senhor Jesus para levar sua palavra ao mundo inteiro, “nem sempre se pode mandar alguém ir, pois é o momento de contribuir para que aqueles que realmente podem ir, vão, muitas vezes na linha de frente, mas nós sustentamos as cordas, cooperando e contribuindo”, completou. Segundo o pastor, a campanha envolve a igreja, melhorando os relacionamentos e até mesmo a realização do trabalho de Deus, por ter o envolvimento de todos.
  1. Veja as fotos dos eventos da Igreja em arrecadar para Missões:

Cláudia Coelho, responsável por Missões na Igreja, disse que o objetivo está sendo alcançado e as pessoas têm contribuído consumindo os produtos vendidos e recebendo os serviços prestados, “a pessoa se beneficia ofertando comprado os serviços ou produtos. Além disso, muitas pessoas têm ofertado no envelope durante momento de culto e isso tem feito com que o motivo principal do nosso alvo quase ter sido alcançado”, ressaltou. Na oportunidade, Cláudia agradeceu a Igreja Batista Betânia que contribuiu bastante com esse trabalho disponibilizando tempo e a realização das atividades, “Deus abençoe a todos que ajudaram e contribuíram, quero aqui pedir as benções de Deus a você Marcus e a equipe do Voz da Bahia”, destacou.

Comente agora
12
Abr
Salvador: Desabamento após chuvas não compromete terreiro Casa Branca, segundo o Iphan
Postado por: Letícia Oliveira / 11:15h

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká, conhecido como Casa Branca, também sofreu com as chuvas que assolaram Salvador nos últimos dias, porém o desabamento parcial da mureta de proteção do passei frontal não ameaça a construção, de acordo com o Iphan. Na tarde deste sábado (11), engenheiros e técnicos do órgão fizeram uma vistoria e garantiu não haver risco imediato de desabamento na área, de acordo com o Correio. “Não há riscos imediatos de novos desmoronamentos nem de desabamento dos imóveis vizinhos em função do ocorrido”, destacou Bruno Tavares, coordenador técnico do Iphan. Após o desmoronamento, a própria comunidade colocou lona sobre o local, o que evitou outros transtornos. Os técnicos do Iphan identificaram a necessidade de revisão do dimensionamento das calhas localizadas no passeio do barracão, bem como instalação de tubulação drenante ao final delas, além da instalação de calha de recolhimento de água nas bases das muretas de contenção dos passeios. (BN)

Comente agora
12
Abr
Cerca de 600 famílias foram afetadas após chuva em S. Amaro, diz Defesa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:11h

Cerca de 600 pessoas foram afetadas pela inundação do Rio Subaé, que tomou a cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano, após as chuvas do sábado (11), segundo a Defesa Civil da Bahia. Não há número oficial de desalojados e desabrigados, porém o órgão aponta que parte das famílias chegou a perder todos os utensílios domésticos, a exemplo de geladeiras e televisores, já que o volume de água alcançou dois metros de altura nas residências situadas à margem do rio. Os bairros com casas mais comprometidas são Ideal, Caieira e Sacramento, mas também o Candolândia, esse localizado em parte alta da cidade que está com a encosta comprometida. "O nível de água [do rio] está normalizado. Hoje não choveu. Muitas famílias estão em casas de parentes. Felizmente, não houve vítimas", afirma o coordenador adjunto da Defesa Civil, Paulo Luz. "Como a chuva foi muito concentrada, o Rio Subaé, que sai de Feira [de Santana], juntou com o Rio Sergymirim, que é um afluente que desagua no centro de Santo Amaro. O Subaé represou o Sergymirim e o mar represou o Subaé", explicou.

Comente agora
12
Abr
Munícipes do Sudoeste do estado se reúnem em Vitória da Conquista para protesto contra Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 08:55h

Manifestantes dos municípios do Sudoeste do estado se concentraram na Praça Guadalajara, em Vitória da Conquista, e por volta do meio-dia saíram em cortejo pelas ruas da cidade. A caminhada é um ato de protesto contra a presidente Dilma Rousseff (PT), os governos do PT e a corrupção, segundo informações do Blog do Anderson.

Comente agora
12
Abr
Capital: Protesto "anti-Dilma" reúne cerca de 300 pessoas na Barra, diz PM
Postado por: Letícia Oliveira / 06:19h
Centenas de pessoas estão reunidas entre o porto e o Farol da Barra na manhã deste domingo (12), em protesto contra a corrupção e a permanência da presidente da República, Dilma Rousseff, no cargo. A manifestação é uma continuidade do que aconteceu no último dia 15 de março, quando diversos movimentos foram às ruas do país pedir o impeachment da presidente. De acordo com a Polícia Militar, o público presente no local por volta das 10h era de 300 pessoas. "Destacamos um efetivo de 277 policiais somente para as manifestações. Até o momento, o público está bem abaixo do estimado pela polícia e pelo proóprio movimento, que pretendia repetir o que aconteceu no último dia 15", afirmou o major Assemany, comandante da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barra-Graça) em entrevista ao Correio24horas. Ainda de acordo com ele, a previsão de chuva para o final de semana pode ter contribuído para a presença de menos pessoas no local.
Comente agora
11
Abr
Santo Amaro: Polícia Militar e Bombeiros atuam em apoio às vítimas de enchente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:26h

A Polícia Militar da Bahia e os Bombeiros atuam desde as primeiras horas da manhã deste sábado (11) em apoio às centenas de vítimas da enchente na cidade de Santo Amaro da Purificação. No início desta tarde um helicóptero do Grupamento Aéreo decolou com um oficial do 10º Grupamento de Bombeiro Militares com o intuito de promover um sobrevoo pela cidade e realizar um levantamento das necessidades mais urgentes de intervenção. As primeiras imagens encaminhadas pela equipe permitem um dimensionamento dos estragos e dão conta da situação emergencial por que passa o município. Todos os esforços serão envidados pelas Corporações com o objetivo de garantir o amparo necessário à população atingida.

Comente agora
11
Abr
Comercial São Luis completa 74 anos e quem ganha o presente é você! Assista ao vídeo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:38h

  1. Imagens: Voz da Bahia - Marcello Dial
Comente agora
11
Abr
Santo Amaro não recebeu alerta de emergência, diz prefeitura
Postado por: Letícia Oliveira / 11:20h
Depois que a cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, foi alagada pelo rio Subaé, que transbordou neste sábado, 11, a prefeitura do município informou que não foi alertada do risco de inundação. De acordo com assessoria do governo municipal, a Defesa Civil do Estado instalou, no ano passado, um pluviômetro no leito do rio para alertar o município em caso de emergência, o que não aconteceu. Sem alerta, a população da cidade foi surpreendida com a forte chuva que elevou o nível do rio e causou a inundação de diversas ruas de Santo Amaro. De acordo com o site Climatempo, choveu 90 milímetros na cidade, o que é considerado alto e caracteriza nível de emergência. A previsão ainda é de chuva para a noite deste sábado e no domingo, 12. 
Limpeza:
Comente agora
11
Abr
Populares se aproveitam das chuvas e saqueiam lojas em Santo Amaro
Postado por: Letícia Oliveira / 10:40h

As fortes chuvas em Santo Amaro, neste sábado (11), têm trazido inúmeros prejuízos ao  município do Recôncavo Baiano. Mas há quem se aproveite da situação de caos na cidade para tentar tirar vantagem. Depois que a correnteza, arrebentou porta de alguns estabelecimentos comerciais do município, populares saquearam as lojas Ricardo Eletro e Guaibim. (Bocão News)

Comente agora
11
Abr
São Francisco do Conde está alagada e água invade casas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:16h

Não é só Santo Amaro que amanheceu debaixo d'água neste sábado (11). Moradores de São Francisco do Conde relataram ao Bahia Notícias a situação do município. Alagamentos, buracos nas pistas de paralelepípedos e casas invadidas pela água ilustram os transtornos enfrentados em São Francisco do Conde. De acordo com uma moradora, chove desde as 2h da madrugaeda. C

Comente agora
11
Abr
Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa pelo terceiro dia consecutivo nesta sábado (11)
Postado por: Letícia Oliveira / 04:57h
Salvador amanheceu pelo terceiro dia com tempo nublado, mas sem forte chuva neste sábado (11). Ainda assim, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o tempo permaneça com pancadas de chuvas e temperatura mínima de 23°C e a máxima de 27°C. O tempo deve permanecer chuvoso no domingo (12). Apesar da chuva não cair mais na capital baiana, a cidade tem pelo menos 600 áreas consideradas de risco e os moradores precisam tomar cuidados para evitar acidentes, como não descartar lixo irregularmente ou plantar vegetação inadequada. Mais de 100 situações de emergências foram registradas na sexta-feira (10), segundo dia de chuvas. Por conta do mau tempo, a travessia marítima Salvador-Mar Grande é suspensa pelo terceiro dia consecutivo nesta sábado (11). Ainda com fortes ventos na Baía de Todos os Santos, que tornam o mar agitado e impedindo uma navegação segura, as embarcações do sistema seguem recolhidas e sem nenhuma previsão de retomar as operações segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).
Comente agora
11
Abr
SSA: Prefeitura multa 769 em 4 dias na faixa exclusiva da Pituba
Postado por: Letícia Oliveira / 03:33h
Em quatro dias, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) notificou 769 condutores por trafegarem na faixa exclusiva para ônibus na avenida Paulo VI, na Pituba. Em média, 192 motoristas foram multados por dia. A operação com fiscalização eletrônica ocorreu entre os últimos dias 23 e 26 de março, por meio de radar estático. Antes, a ação era realizada apenas por agentes de trânsito do órgão. Apesar de a operação continuar, estes são os dados mais recentes da Transalvador. Mesmo com a sinalização informando que a faixa da avenida no sentido orla é apenas para ônibus, é muito comum encontrar veículos particulares trafegando na via. Na última sexta-feira, A TARDE foi ao local e constatou que os motoristas ignoram a determinação. Além de utilizarem a faixa, muitos acabam prejudicando os usuários de transporte coletivo. Em horários de pico, como algumas ruas transversais à avenida Paulo VI costumam ficar congestionadas, os condutores que desejam acessá-las não conseguem e, consequentemente, impedem a passagem dos ônibus. "Acho errado, afinal as mudanças deram resultado, o trânsito da [avenida] Paulo VI melhorou", opinou o estudante Alex Brito, 22. Apesar de condenar a imprudência, ele utilizou a faixa na última sexta-feira e admite, ainda, que usa em outros momentos.
Comente agora
11
Abr
Muquiranas inicia venda de fantasias para no Carnaval 2016 segunda-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 03:14h
Um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Salvador, As Muquiranas, inicia na próxima segunda-feira (13) as vendas das fantasias do Carnaval do próximo ano. Os foliões, que em 2016 vão fazer uma viajem futurista irão desfilar com o tema “Space Girls”, (Garotas do Espaço), prometem mexer com a imaginação e criatividade contagiante a todos na Avenida. As vendas estarão disponíveis tanto para os associados quanto para quem pretende desfilar pela primeira vez, na sede do bloco, a partir das 9h. É importante lembrar que para tornar-se um associado é necessário que a pessoa interessada seja indicada por um folião cadastrado e compareça na sede do bloco com xerox do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. A fantasia para folião já cadastrado custará R$ 700,00. Já para pretendente o valor será R$ 750,00.  A compra poderá ser parcelada nos cartões de crédito em até 10x sem juros ou no carnê em 1+6 sem juros. (Tribuna da Bahia)
Comente agora
11
Abr
S. A. de Jesus: Buracos na Rua da Linha e Maria Preta causam transtornos a população, reclama cidadão
Postado por: Letícia Oliveira / 02:56h

Os buracos na Rua da Linha em Santo Antônio de Jesus estão causando transtorno à população, principalmente àquelas pessoas que passam pela via todos os dias. Segundo um morador do local, nas proximidades do Atacadão Recôncavo há um buraco, que está prejudicando a todos que por lá transitam. Ele informou que uma jovem de moto caiu na noite de ontem, sexta-feira (10), e acabou quebrando o braço, “foi uma situação muito feia e todo mundo está reclamando. Hoje (11) eu vi uma bicicleta se jogar por cima de um carro para não cair no buraco”, destacou. Algumas pessoas informaram que na Maria Preta também há buracos e estão causando acidentes.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Um comentário
10
Abr
Nove praias estão impróprias em Salvador e RMS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:44h

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema informa que, das 37 praias avaliadas pelo órgão, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, nove estão em estado impróprio para o banho. O Inema chama atenção para que os banhistas evitem a praia de Periperi (na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea), Penha (situada em frente à barraca do Valença ), Pedra Furada (rua Rio Negro, em frente à ladeira que dá acesso à praia), Amaralina (em frente à rua do Balneário e ao edifício Atlântico), Armação (em frente ao clube Inter Pass- Jardim de Alá), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao posto Salva Vidas Patamares), Placaford (em frente ao posto Salva Vidas) e Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã). De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Comente agora
10
Abr
Banco de leite do Hospital da Mulher de Feira de Santana está com pouco estoque
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 19:22h

O estoque do banco de leite do Hospital Inácia Pinta dos Santos de Feira de Santana, na região do Portal do Sertão, está baixo. De acordo com a coordenadora do setor, Camila da Cruz Martins, a unidade sofre com a demanda de pacientes de Feira de Santana e cidades circunvizinhas. As informações são do site Acorda Cidade. “Nós estamos com o estoque baixo por causa da alta distribuição de leite das crianças que estão na UTI. Hoje nós estamos contando com a solidariedade de mães que estejam amamentando seus filhos e tenham excedente de leite”, pede a coordenadora. Ela explicou que o leite atende uma média de 25 crianças que, atualmente, estão internadas na UTI neonatal. “Previsto para abril o nosso estoque era de apenas 40 litros e, fazendo uma conta, em 20 ou 25 dias ele seria todo consumido”, informa ela. A coordenadora ainda explicou que nem sempre a mulher produz o leite após o parto. “De parto normal a partir de 24 horas o leite começa a descer, e quem faz parto cesariana em 72 horas esse leite pode vir a descer. É nesse período em que a criança faz uso somente do colostro e se a mãe não produz o suficiente para nutrir a criança, ela necessita de um complemento do banco de leite”. Qualquer mulher pode ser uma doadora: basta solicitar o cadastro no banco de leite. (Foto: Acorda Cidade - Ed. Santos)

Comente agora
10
Abr
Agente de trânsito de S. A. de Jesus se diz perplexo ao ver adolescente de skate no meio da avenida
Postado por: Samile Macêdo / 19:10h

Um agente de trânsito de Santo Antônio de Jesus, Gilson Ferreira relatou a Rádio Andaiá FM que durante o fim da manhã desta sexta-feira (10), estava indo com a viatura da SMTT em direção a Rua Juracy Magalhães quando presenciou algo inusitado: Um adolescente de aproximadamente 12 anos estava no meio da via andando de skate e fardado com a camiseta de uma instituição escolar. O agente ainda conta que início não acreditou no que seus olhos observavam, mas parou a viatura, deu o sinal de alerta e perguntou ao garoto de nome não revelado onde estavam seus pais, o menino respondeu que estavam em casa. "Como um pai solta uma criança de 12 anos de skate em pleno meio da Avenida Juracy Magalhães às 12h30 da manhã? Para mim essa atitude é o cúmulo do absurdo", desabafou.

  1. Redação: Voz da Bahia
4 comentários
10
Abr
Em S. A. de Jesus, idoso pede ajuda para retornar para casa no Rio Grande do Norte
Postado por: Anacley Souza / 18:58h

Paulo Xavier dos Santos, 70 anos, veio da cidade de Areia Branca no estado do Rio Grande do Norte. Em entrevista ao Portal Vaz da Bahia, Paulo Xavier relatou seu drama. Segundo o idoso ele e seu filho, Paulo Sergio Pereira, 16 anos, vieram à procura de trabalho. Por um infortúnio, ambos se perderam da companhia um do outro. Segundo o idoso informou a nossa reportagem, ambos vieram aventurando carona e grande parte do percurso a pé a procura de melhor condição de trabalho, “saímos em uma sexta-feira e andei pela estrada, eu vim na frente e ele logo atrás de mim e nos perdemos”, relatou. Há seis dias o idoso está dormindo em uma garagem do Posto Uirapuru e está sobrevivendo da compaixão e caridade de quem lá passa e até mesmo trabalha, “estou dormindo por ai. Como o que me dão um dia um suco um prato de comida e assim vou levando”, disse. Paulo informou que sua família está em um ônibus em um local que desconhece e apela por ajuda para retornar a sua terra Natal, “pelo menos até chegar a Natal de lá sigo meu caminho. Só quero voltar pra casa”, completou.

  1. Reportagem Voz da Bahia/ Foto: Marcello Dial
Um comentário
10
Abr
Prefeito de Ilhéus diz que 'já paga' piso nacional a professores do município
Postado por: Anacley Souza / 15:50h

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), afirmou que “já paga” o piso nacional de professores desde o início do atual mandato. ”Nenhum professor de Ilhéus ganha menos que o piso nacional”, atesta o prefeito. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT 5) determinou, nesta sexta-feira (10), que Ribeiro pague o valor estabelecido nacionalmente. Ainda de acordo com Ribeiro, o município não foi intimado da decisão, “mas assim que isto ocorrer a Procuradoria Geral (PROGER) tomará as medidas judiciais cabíveis”. “Atualmente, a folha de pagamento dos professores já compromete 100 por cento dos recursos do FUNDEB. Entretanto, se o piso nacional for parâmetro para o Plano de Cargos e Salários do Município, a prevalecer a decisão do TRT, seria necessário um aumento de 40% nos recursos do Fundo”, alegou. “Se desse o aumento proposto pela APPI/APLB, o índice com a folha de pessoal atingiria 70%. A alternativa seria a demissão de praticamente dois mil funcionários públicos, entre os quais cerca de mil servidores que ingressaram na Prefeitura entre 1983 e 1988 – inclusive professores, muitos deles próximos da aposentadoria, e até mesmo comprometer o pagamento em dia dos salários”, declarou o prefeito ilheense.

Comente agora
10
Abr
Teto de academia cede por conta das chuvas em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 14:22h

As fortes chuvas, que atingem a cidade de Salvador desde a madrugada da última quarta-feira (8), também provocaram outros danos no Shopping da Bahia. Na quinta-feira (9), sete restaurantes foram fechados após o acúmulo de água no teto do local. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) notificou o estabelecimento comercial por falta de manutenção predial. Em nota, a Sucom disse que a equipe de fiscalização verificou que o acúmulo de água foi causado pelo entupimento da calha de captação pluvial. De acordo com a Lei 5907/2001, que dispõe sobre manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos ou privados em Salvador, os responsáveis pelas edificações deverão providenciar a recuperação, manutenção, reforma ou restauro necessário à segurança. Procurada, a assessoria do Shopping da Bahia disse que ainda vai se pronunciar a respeito da notificação.

Comente agora
10
Abr
Chuvas alagaram vários pontos de S. A. de Jesus e causaram transtornos aos cidadãos
Postado por: Samile Macêdo / 11:58h

As fortes chuvas atingiram além da capital baiana, o município de Santo Antônio de Jesus durante a tarde desta sexta-feira (10). Assim como quaisquer fenômenos da natureza, os temporais também causam algum tipo de consequências ou problemas para a população. Internautas residentes em alguns bairros da cidade e transeuntes informaram ao Portal Voz da Bahia que alguns pontos do município ficaram completamente alagados após o temporal. As localidades citadas foram a Rua Sete de Setembro, onde fica a sorveteria Beijo Frio; o Loteamento Asa Branca e Rua A do bairro Urbis 3. "A Embasa tinha feito um serviço para escoar o volume das águas, inclusive pela manhã alguns funcionários estavam fazendo alguns trabalhos, mas com as chuvas desta tarde a situação continuou do mesmo jeito", disse um cidadão residente no loteamento Asa Branca. Os moradores solicitam que a Secretaria de Serviços Públicos solucione os problemas provenientes do temporal. Adicione o WhatsApp do Portal Voz da Bahia - Fone: (75) 9887-8148.

  1. As águas invadiram passeios de algumas casas na Rua Sete de Setembro 

  • A chuva causou estragos também no Bairro Urbis 3, Rua A  
  1. Redação Voz da Bahia / Fotos: Whatsapp
Comente agora
10
Abr
Salvador: Trânsito fica complicado após queda de árvore na Av. Luis Eduardo Magalhães
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:25h

Uma árvore caiu após um deslizamento de terra em uma encosta localizada na Avenida Luis Eduardo Magalhães, na tarde desta sexta-feira (10). De acordo com informações da Central de Polícia (Centel), a situação aconteceu por volta das 14h55, na saída do túnel que liga a avenida à San Martin, sentido Paralela. Ainda não há informações sobre interdição das faixas. Equipes da Transalvador foram enviadas ao local para fazer o isolamento necessário na área. A chuva e os ventos fortes que voltaram a atingir a capital baiana nesta tarde e já causa grandes congestionamentos, de acordo com a Transalvador. Há registro de retenções na Cidade Baixa, onde algumas áreas voltaram a ficar alagadas e os motoristas trafegam com mais lentidão. As avenidas Bonocô - onde a faixa da esquerda permanece isolada por conta do grande volume de água no canteiro da obra do metrô -, e ACM também apresentam pontos de alagamento e trânsito bastante lento.

Ocorrências: 

Comente agora
10
Abr
Rio dos Macacos: Marinha esclarece presença de fuzileiros navais na área da comunidade
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 11:21h

Após a socióloga Vilma Reis apontar a presença de fuzileiros navais na área da comunidade Rio dos Macacos, relatada por moradores, o Comando do 2º Distrito Naval informou em nota que a área atualmente ocupada pela comunidade “está situada no tombo da Vila Naval da Barragem, propriedade da União administrada pela Marinha do Brasil (MB)”, e que, por conta da responsabilidade da Marinha sobre o território, “são regularmente realizadas patrulhas no perímetro daquele terreno, de forma a verificar a integridade do bem e inibir a ação de vândalos”. Ainda de acordo com o comunicado, nesta quinta (9), “uma patrulha esteve na Vila Naval da Barragem para inspeção de rotina, ocasião em que os seus integrantes foram interceptados e hostilizados por moradores da comunidade Rio dos Macacos”. O Comando do 2º Distrito Naval afirma ainda que “apesar de provocados, os militares cumpriram as suas tarefas e se retiraram do local sem dirigir nenhuma palavra ou esboçar qualquer tipo de ameaça aos membros da comunidade”. A Marinha ainda destacou que “com exceção da patrulha de ontem, em nenhum momento da última semana militares da MB estiveram no local, ao contrário do que afirmou a senhora Vilma Reis”. O Comando também ressalta que “também é incorreta a informação de que ‘o território de 301,9 hectares já foi reconhecido e delimitado pelo INCRA’, uma vez que á área delimitada pelo Instituto tem a extensão de 104 hectares, incluindo terrenos pertencentes ao Governo do Estado da Bahia”. Por fim, a Marinha ainda classifica como “infundadas as acusações de intimidação não condizem com a forma com a qual a Marinha vem lidando com a situação, uma vez que a Instituição tem trabalhado em cooperação com as autoridades do Governo Federal na busca por uma solução pacífica e socialmente justa para a questão, que atenda aos interesses estratégicos da Defesa Nacional, sem atentar contra a dignidade das pessoas”. O Comando afirma ainda no comunicado que não deixará de fazer patrulhamento no local, enquanto a área estiver sobre responsabilidade da MB.

Comente agora
10
Abr
Hospital Luís Eduardo Magalhães em Itabuna tem contas rejeitadas pelo TCM
Postado por: Samile Macêdo / 08:14h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas do Hospital Luís Eduardo Magalhães em Itabuna, sul do estado. Na sessão desta quinta-feira (8), o TCM multou Paulo Sérgio Bicalho, responsável pela gestão da unidade em 2013, em R$ 15 mil. Bicalho também deverá devolver para o Município, com recursos pessoais, o montante de R$ 207.752,36. Desse total, R$ 181.493,41 se refere a pagamentos sem comprovantes de despesas e de destinação dos recursos; R$ 24.220,15 devido a divergência entre o valor dos processos de pagamento e dos cheques emitidos e R$ 2.038,80 decorrente de pagamentos indevidos. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, também solicitou uma ação ao Ministério Público contra o gestor diante das “graves irregularidades constatadas na análise das contas”. Ainda de acordo com o TCM, para o exercício em questão, a instituição estimou receita de R$ 31.848.000,00, mas auferiu somente 68,92% deste valor, que corresponde a R$ 21.949.024,78, sendo que 99,71% são decorrentes de recursos repassados pela própria prefeitura, proveniente de recursos vinculados advindos do SUS. As despesas alcançaram o total de R$ 28.452.930,37, que comparadas com as receitas efetivamente auferidas, resulta num déficit orçamentário na ordem de R$ 6.503.905,59. (BN)

Comente agora
10
Abr
Após matéria no Voz da Bahia, lavador de carros com câncer recebe ajuda em S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 06:59h

O lavador de carros João Dias Silva, 53 anos, residente no Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus, conhecido popularmente como "Malandro", pediu ajuda no Portal Voz da Bahia as pessoas para ganhar cesta básica, já que estava passando por problemas de saúde e não poderia trabalhar. Ele disse que após publicação da matéria no Portal, que as pessoas estão o ajudando bastante e muitas doações já foram feitas, inclusive algumas pessoas foram à sua casa e outras o paravam na rua. “Sou uma pessoa boa e trabalhadora, nunca fiz mal a ninguém. Muito obrigado a todas as pessoas que estão me ajudando, que Deus pague a vocês tudo o que fizerem por mim. Depois da matéria no Voz da Bahia foi uma repercussão muito grande, obrigado a vocês, Deus abençoe”, explanou. João sofre de um câncer maligno na boca e está passando por dificuldades.

  1. Reportagem Voz da Bahia
Um comentário
10
Abr
S. A. de Jesus: Coordenador da Defesa Civil destaca pontos mais prejudicados com a chuva na cidade
Postado por: Letícia Oliveira / 06:28h

Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, o Coordenador da Defesa Civil de Santo Antônio de Jesus, Ednaldo Telles, falou sobre os problemas que as chuvas trouxeram para o município. Ele disse que o órgão está fazendo trabalho de mapeamento na cidade e pediu à Infraestrutura que dê mais habilidade na limpeza das bocas de lobo e canais para que não haja mais problemas. “A Ouvidoria passou a informação para os órgãos e sentaremos para analisar tudo”, destacou, acrescentando que os pontos mais críticos da cidade se encontram na Rua H do Recanto dos Prazeres, onde é preciso trabalhar com urgência, Alto Santo Antônio, Santa Terezinha, Wellington Figueiredo, Amparo, Bairro Irmão Dulce, dentre outros. Segundo Nadinho, como é conhecido, as pessoas precisam não colocar areias e entulhos próximo a bocas de lobo, pois é preciso se prevenir antes que as chuvas cheguem. O número da Defesa Civil é 199 ou (75) 8801-0581.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
10
Abr
Cpaital: Após chuvas, alagamento na ladeira da Fonte ainda dificulta passagem de veículos
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 06:08h

  1. Foto: Bahia Notícias

Com as chuvas que atingem Salvador desde a última quarta-feira (8), um alagamento no início da Ladeira da Fonte das Pedras, em Nazaré, próximo à Arena Fonte Nova, ainda dificulta a passagem de veículos. Um preposto da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) se encontra no local para orientar os condutores. Carros de pequeno porte são recomendados pelo órgão a não trafegar pelo alagamento, para evitar outras ocorrências. De acordo com a Transalvador, a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) foi acionada para realizar a drenagem no local. Procurada pelo Bahia Noticias, a assessoria da Sucop não foi encontrada.

Comente agora
10
Abr
Conselheiro Tutelar de S. A. de Jesus opina sobre a redução da maioridade penal no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 05:30h

A redução da maioridade penal é um assunto bastante polêmico. Após o Promotor Público, Dr. Valdemar Ferraz, ter dado sua opinião sobre o assunto, é a vez do Conselheiro Tutelar de Santo Antônio de Jesus, Lauro Santos, opinar sobre o assunto. Inicialmente, ele disse que o problema do país é a corrupção, que é desvio do dinheiro público, e se rouba muito fácil, pois quem está responsável pelo dinheiro do povo furta e ainda se reelege como ficha limpa, sem nenhuma punição. “Primeiro tínhamos que ter punição para a corrupção, porque desde que estou no Conselho eu garanto que 99.9% da população que vêm aqui são de baixa renda, assim como as crianças e adolescentes que cometem infrações. Eu entendo, que faltou para eles o básico, que esse ‘ladrão político’ do nosso país não fez, como por exemplo levar para aquele bairro de vulnerabilidade social um projeto que se trate da educação em todos os níveis de cidadania. Falta remédios e médicos nos postos do nosso país. Você já parou para pensar que o político, que desviou o dinheiro é tanto assassino quanto um adolescente ou adulto que pega uma arma e atira na cabeça de alguém na rua?”, questionou. Segundo Lauro, muitas pessoas morrem em cidades pequenas de interior por não ter médicos para atender de maneira correta ou muitas vezes não ter uma ambulância com equipamentos necessários para chegar até o HGE em Salvador. “Não são todos os políticos, que agem dessa forma, mas muitos são corruptos. Estão jogando a sujeira para debaixo do tapete para tentar esconder o erro maior, que vem da política nacional”, finalizou.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

2 comentários
10
Abr
Rio de Contas: Moradores cobram limpeza e reforma de cemitério antigo
Postado por: Letícia Oliveira / 04:59h

Moradores de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, reclamam do estado de abandono do cemitério antigo da cidade. Segundo o site Brumado Notícias, moradores afirmam que há muito tempo não é realizada uma limpeza no antigo cemitério do município. Há mato no local que chega a cobrir a maioria dos túmulos. Além de limpeza, o cemitério também necessitaria de uma reforma estrutural por conta de as instalações internas e externas estarem comprometidas. 

Comente agora
10
Abr
Ouvidoria Geral de S. A. de Jesus passará por mudanças a partir do mês de maio
Postado por: Letícia Oliveira / 04:51h

A Ouvidoria Geral de Santo Antônio de Jesus passará por mudanças, que pretendem beneficiar a população, segundo informou a Ouvidora Geral, Ivanna Patrícia. Em entrevista a Rádio Andaiá FM, ela disse que, possivelmente, a partir do mês de maio a Ouvidoria estará inaugurando um novo sistema de informação, onde o munícipe terá acesso através do link do site da Ouvidoria. “Ele pode fazer sua denúncia e ter um número de protocolo, que será gerado automaticamente, acompanhando o desenrolar dos fatos, a execução da demanda e isso será muito importante”, afirmou. Ela destacou que pessoas estão sendo treinadas para fazer esse atendimento e o sistema é único para a Ouvidora do Estado da Bahia. Segundo ela, em algumas situações pode acontecer do cidadão ir em busca de algum atendimento numa determinada Secretaria Municipal e ao chegar lá não se sinta satisfeito, então para resolver essa situação, a Ouvidoria estará dentro de cada órgão para que a demanda chegue mais rápido e o problema venha a ser resolvido. A Ouvidoria Geral funciona na Rua Sete de Setembro.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
10
Abr
S. A. de Jesus: Alunos ficam se pendurando em janela de ônibus escolar com veículo em movimento, reclamam cidadãos
Postado por: Letícia Oliveira / 04:07h

De acordo com um senhor, que preferiu não se identificar, ontem ao passar pela Praça do Tiro de Guerra avistou um ônibus escolar pegando os alunos, por volta das 17h, e esses estudantes estavam subindo um nas costas dos outros para ter acesso a janela de cima do veículo para poder colocar a cabeça do lado de fora. "Depois as mães reclamam que não tem ônibus ou que estão quebrados, mas quem destrói são os próprios alunos, que ainda não respeitam os motoristas”, disse. A mesma situação foi relatada à redação do site Voz da Bahia, por uma senhora, que reside na Avenida ACM, segundo ela, os alunos passam fazendo algazarra dentro do transporte, gritando e xingando as pessoas que estão trafegando na via. “Eles ficam pendurados nas janelas, sobem nos bancos, passam gritando e fazendo gestos obscenos. Na última terça-feira (07), um deles subiu, praticamente, no ônibus, pois abriu a saída de ar em cima e colocou o corpo quase todo para fora”, destacou. A nossa redação presenciou o fato e foi confirmado que isso acontece todos os dias, por volta das 17h35, quando o veículo passa na Avenida ACM.

Reportagem Voz da Bahia - Letícia Oliveira

2 comentários
10
Abr
ADAB Regional analisa morte de frangos, após corte de energia em cidades do Recôncavo Baiano
Postado por: Letícia Oliveira / 03:52h

Mais de 10 mil aves morreram nesta terça-feira (07) após uma falta de energia elétrica, por volta das 14h em uma granja na localidade do Melado, no município de Varzedo (23 km de Salvador). Esse problema foi causado por cortes no fornecimento de energia elétrica pela Coelba. A interrupção, que durou cerca de 8 horas desta vez, interrompeu o sistema de refrigeração e a mortandade foi provocada pelo calor forte, segundo o proprietário da granja, Gilmar Mendes. Em entrevista a Rádio Recôncavo FM, o Gerente da ADAB Regional, Luís Geraldo, considerou a situação gravíssima, destacando que ela precisa ser analisada com muita responsabilidade e as informações precisam ser dadas com muito cuidado. “Fomos aos locais, onde os animais morreram, fizemos observações técnicas e por conta disso temos um relatório para passar, mas ainda não podemos divulgar. Esses frangos são colocados na granja com um ventilador e umidificar, quando isso cessa por falta de energia ou água, eles entram num estresse calórico, e foi o que aconteceu”, disse. Segundo o entrevistado, o fato também ocorreu na cidade de Governador Mangabeira e a ADAB tem o número exato de animais mortos. Luís afirmou não ter conhecimento do valor perdido pelos proprietários das granjas. "Foi um fato lamentável, num país onde há uma grande crise financeira, mais importante do que o dinheiro perdido foi o alimento que vai faltar na mesa das famílias", ressaltou. A situação também ocorreu na cidade de Muritiba.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
10
Abr
SAJ: Conselho de Saúde solicitou teor da reforma administrativa antes de ser enviado a Câmara, mas não foi atendido
Postado por: Letícia Oliveira / 03:07h

Foi realizada a 4ª Reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde em Santo Antônio de Jesus. De acordo com o Presidente do Conselho, Marcos Augusto Lessa, um dos assuntos mais debatidos, foi a reforma administrativa do município, “avaliamos e passamos para os conselheiros algumas reuniões que tivemos na própria Secretaria de Saúde, e algumas preocupações que tivemos com a reforma”, disse, acrescentado que a estrutura é boa e possuinte de aspectos importantes para o município, porém alguns detalhes precisavam ser melhor refletidos, então foi tentado fazer ver à Secretária Municipal de Saúde e Vereadores. Marcos explicou que o órgão da saúde municipal ouviu a comissão e até houve concordância em alguns aspectos, porém foi alegado que mais nada poderia ser feito, já na Câmara Municipal a equipe do Conselho foi ouvida pelos vereadores Uberdan e Fátima do Benfica, por serem da Comissão de Saúde, e houve a solicitação da tribuna livre para compartilhar as inquietações, mas o espaço não foi dado pelo Presidente da Câmara, Luiz do Alto, que achou por bem negar o tempo.

“Queríamos contribuir para que a reforma administrativa pudesse acrescentar mais à saúde do município. Algumas das inquietações são disposições de departamento, como por exemplo, o de Atenção Básica, que já exige bastante da equipe, de monitoramento e planejamento”, destacou. Segundo o entrevistado, o Conselho oficiou a Secretaria quando ficou sabendo da reforma, pedindo que fosse passado o teor do projeto antes de ser encaminhado à Câmara, porém isso não aconteceu. Lessa salientou que apesar da capacidade do Conselho não ter o poder de alterar a lei, foi decidido fazer uma correspondência ao prefeito, condenando os pontos colocados acima, pedindo uma reflexão a respeito da reforma administrativa.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

2 comentários
10
Abr
"Serão dias nublados, com chuva e trovoada", diz meteorologista
Postado por: Letícia Oliveira / 02:19h

Se o principal problema enfrentado pela população de Salvador, a partir do dia 1º de abril, era a falta d’água que atingiu diversos bairros da cidade após o rompimento de uma adutora nas obras do metrô, ontem a coisa mudou completamente de figura: foi a abundância de água que deu dor de cabeça ao soteropolitano, após outro dilúvio atingir a cidade, dessa vez no horário em que boa parte da população seguia para o trabalho, escola, faculdade... E quem penou com o mau tempo, que perdura desde a quarta-feira, pode se preparar que vem mais toró por aí: a previsão é que a chuva forte continue até a segunda-feira. “Serão dias nublados, com chuva e trovoada, e temperaturas variando entre 34° C e 17° C”, explicou Maria das Dores de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo ela, até agora, em abril, choveu 99,2 milímetros, correspondendo a 35% do valor esperado para todo o mês, que é de 309 milímetros.

Comente agora
09
Abr
Salvador: Após dia de chuva, cratera no Cidade Jardim dobra de tamanho; compare
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:44h

O buraco aberto no início do dia por conta das fortes chuvas que atinge Salvador dobrou de tamanho. O G1 esteve na Rua Leonor Calmon, no bairro Cidade Jardim, quando registrou a situação no fim da tarde desta quinta-feira (9). Frequentadores da região dizem que o buraco se formou depois de vazamento em uma tubulação subterrânea e ficou ainda maior após a chuva. A enxurrada fez o asfalto ceder próximo a um prédio em construção e parte da via foi bloqueada. Apenas a pista no sentido da Avenida Juracy Magalhães está liberada. Pela manhã, um carro que estava estacionado quase foi 'engolido' pelo buraco. A situação preocupa moradores do local. "Começou pequeno depois que um cano vazou e depois foi aumentanto. A gente fica até com medo de passar por aqui", disse Júnior Santos, 34. Além de tubulações da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) e da Prefeitura, há uma rede da Bahiagás na que passa pelo local. Entretanto, segundo a prefeitura, não houve vazamento de gás. O prefeito de Salvador, ACM Neto, esteve na rua. "Não sabemos se o problema foi ocasionado pela Embasa. Isso a gente vai ver depois. Determinei que uma das empresas que prestam serviços à prefeitura nessa região que tome as providências para solucionar o problema e o tráfego possa ser normalizado", disse, em nota à imprensa. À tarde, trabalhadores utilizaram pedras e barro para fazer desvio na pista para impedir que a água da chuva chegasse até o buraco e evitar o aumento da cratera. "Se isso acontecer teremos que interditar totalmente a via, mas isso está descartado por enquanto", apontou.

Comente agora
09
Abr
Amargosa teve o maior volume de chuva em toda a Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:42h

A cidade de Amargosa recebeu nesta quarta-feira (08), um terço da quantidade de chuva prevista para todo o mês de abril, em apenas 3 horas. Foram 112 mm, quando a média para todo o mês é de 320 mm. Para se ter uma ideia, o temporal de ontem também causou transtornos em Marau e Salvador, que registram cerca de 60 mm de chuva, pouco mais da metade do que choveu em Amargosa. Isso explica em parte, o caos provocado em quatro pontos da cidade, onde a água da chuva causou alagamentos, invadiu casas e deixou pelos menos cinco famílias desabrigadas. Equipes da Secretaria Municipal da Assistência Social registraram 225 atendimentos a famílias que tiveram algum tipo de prejuízo com as chuvas desta quarta. "Todas foram avaliadas por assistentes sociais que estão dando suporte necessário para superar os momentos difíceis provocados pela chuva", ressaltou Ane Souza, Secretária da Assistência Social. 

Comente agora
09
Abr
Após fortes chuvas, ACM Neto não descarta decretar estado de emergência em Salvador
Postado por: Anacley Souza / 15:24h

O prefeito ACM Neto afirmou na tarde desta quinta-feira (9), que não descarta decretar estado de emergência em Salvador, que foi atingida por fortes chuvas durante todo o dia, embora avalie que, por enquanto, a medida não é necessária. A declaração foi dada durante entrevista coletiva concedida no Palácio Thomé de Souza, sede da prefeitura da cidade. “Não há necessidade ainda de decretar situação de emergência porque a Prefeitura dispõe dos meios para enfrentar a situação e dar resposta que a população precisa”. A previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é de que o tempo permaneça o mesmo até o final de semana. De acordo com o prefeito, choveu 100 milímetros em apenas duas horas durante a manhã, número previsto para todo o mês de março. Ele destacou que os mais de R$ 150 milhões investidos em infraestrutura impediram que a situação tivesse consequências ainda mais graves. Até às 18h, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) havia registrado 41 ocorrências. “Uma chuva dessa intensidade causaria problema em qualquer cidade do planeta, não apenas em Salvador. Isso trouxe consequências, mas as respostas estão acontecendo em toda a cidade. A dispersão da água é muito mais rápida hoje do que era no passado, exatamente por esse investimento que tem sido feito. Ruas que foram pavimentadas não terão mais buracos, e aquelas que não foram receberão intervenção” , afirmou ACM Neto. O caso mais grave foi um deslizamento de terra nas proximidades de um ponto de ônibus na Avenida Juracy Magalhães, que deixou dois feridos.

Comente agora
09
Abr
Cidadã diz que sua casa está com vazamento de água há quinze dias e pede providências a Embasa
Postado por: Samile Macêdo / 13:16h

Uma senhora de prenome Valdirene, relatou que na rede de água da sua residência há um vazamento e contou que entrou em contato com a Embasa há quinze dias, mas o problema sempre fica repassando como se fosse o típico 'jogo de empurra' e até então nada foi feito. "Só falta a água derrubar minha casa com esse problema que acontece por dentro do contador e a quantidade desperdiçada vai vir na conta do mês. Solicito a Embasa que venha a minha residência verificar o que está acontecendo, pois não sei mais o que fazer", desabafou a cidadã santoantoniense. 

Redação Voz da Bahia

Comente agora
09
Abr
Servidores de empresa terceirizada ao INSS de S. A. de Jesus alegam estar sem receber há 3 meses
Postado por: Samile Macêdo / 13:13h

Seis servidores trabalham na Agência Executiva do INSS em Santo Antônio de Jesus, situada no Posto Cruzeiro do Sul e outros três que prestam serviço na outra unidade localizada em frente à Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Acontece que seis trabalhadores que não quiseram se identificar alegam estar sem receber salários há três meses, visto que a empresa terceirizada Fortes Serviços, a qual contratou os empregados e presta serviços ao órgão governamental não pagou os valores referentes ao período trabalhado. Ainda segundo informações da Rádio Recôncavo FM, o empreendimento possui cerca de 40 trabalhadores nos órgãos de Previdência Social na cidade santoantoniense e em regiões próximas.

  1. Redação: Voz da Bahia
Comente agora
09
Abr
Com mar agitado, passageiros passam susto na viagem do ferry boat
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:42h

Os passageiros do ferry boat Rio Paraguaçu passaram um susto no início da tarde desta quinta-feira (9), com o mar agitado durante a viagem pela Baía de Todos-os-Santos. Segundo relatos de uma passageira, o clima foi de tensão e medo quando o portão da área onde ficam os veículos abriu no meio da viagem e a água do mar entrou na embarcação. Tripulantes agiram rapidamente e não há registro de pessoas feridas. A situação foi registrada na viagem do meio-dia em direção a Salvador. Ainda segundo relatos de passageiros, uma mulher passou mal à bordo e foi socorrida ainda na embarcação. Em contato com o G1, a Internacional Travessias, responsável pelo transporte, informou que as viagens são feitas com mar agitado nesta quinta-feira e, por isso, pode haver a ocorrência de passageiros passarem mal. Mas ainda segundo a concessionária, em casos assim, a tripulação está apta a realizar os primeiros socorros. Na tarde desta quinta estão em operação as embarcações: Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Agenor Gordilho e Ivete Sangalo. O fluxo de veículos e pedestres é considerado tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. As saídas ocorrem nos horários programados, de hora em hora.

Comente agora
09
Abr
Forte chuva em Salvador vira piada na internet; veja os memes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:38h

O tempo em Salvador amanheceu com chuvas fortes nesta quinta-feira (9), causando trânsito congestionado, acidentes e grandes pontos de alagamentos. Aproveitando a situação, alguns internautas fizeram piadas nas redes sociais com imagens e compartilharam memes da chuva em Salvador, segundo o site Ibahia. Confira:

Comente agora
09
Abr
S. A. de Jesus: Barulho proveniente de fábrica na Urbis 2 causa constantes transtornos a cidadão
Postado por: Samile Macêdo / 10:43h

Um senhor de nome Rubens de Jesus, residente em Santo Antônio de Jesus na 1ª Travessa da Rua H, Urbis 2 relatou nesta quinta-feira (09) que está há três noites sem dormir devido ao barulho proveniente de uma fábrica de remédios. "Das 21h da noite às 5h30 da manhã há motores ligados e não estou aguentando mais, desde quinze dias a situação persiste, estou nervoso por perder noites de sono, visto que tenho de trabalhar no dia seguinte para sustentar minha família. Fui ao Ministério Público, mas o promotor não se encontrava no momento, tentei conversar com os proprietários, mas não deixaram, então falei com o segurança da fábrica e ele disse que não havia barulho algum e eu deveria procurar ruídos em outro lugar", disse à Rádio Recôncavo FM. O cidadão relatou que pretende tomar as providências cabíveis para a resolução do problema que o incomoda constantemente.  

Redação Voz da Bahia

Comente agora
09
Abr
População será ouvida para definir divisas entre municípios baianos de Ponto Novo e Queimadas
Postado por: Samile Macêdo / 10:40h

A questão das divisas entre os municípios baianos de Ponto Novo e Queimadas está cada vez mais perto de ter um fim. Na sessão desta quarta-feira (8) da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), ficou decidido que a SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) vai fazer uma consulta popular nas comunidades envolvidas. O questionário pretende saber a qual município a população quer pertencer, isentando os prefeitos dos dois municípios desta decisão. A medida foi resolvida depois que os prefeitos de Ponto Novo, Adelson Maia, e de Queimadas, Tarcísio de Oliveira, decidiram não abrir mão de suas posições em relação ao impasse. A questão envolve 130 famílias em 10 comunidades, hoje no território de Queimadas, que ficam a 20 quilômetros da sede de Ponto Novo e a 70 quilômetros da cidade de Queimadas. “Esses locais utilizam atualmente serviços prestados por Ponto Novo. Mais de 80% desses moradores votam em nossa cidade”, explicou Adelson Maia. Apesar das partes não terem chegado ao acordo esperado pelos deputados membros da Comissão, o clima da sessão foi amigável. "Parabenizo os dois prefeitos pela sensibilidade com que conduziram a discussão.

Comente agora
09
Abr
Varzedo: Dono de granja estima prejuízo em mais de R$ 100mil com mortes de frangos
Postado por: Anacley Souza / 06:45h

Calor intenso e falta de energia matam cerca de 50 mil frangos no Recôncavo Baiano. As percas foram contabilizadas nas cidades de Varzedo, Muritiba, Santo Antônio de Jesus e Amargosa. Após queda no abastecimento de energia dessa região, as granjas de diversas localidades sofreram pane em seu sistema elétrico ocasionando a parada geral da refrigeração dos criadouros. Foram mais de 6h com a instabilidade do abastecimento elétrico na última terça-feira (07), onde na região foi registrado um calor intenso de mais de 35°. A reportagem do Portal Voz da Bahia visitou as granjas prejudicadas e constatou que a mortandade foi recorde. Somente em uma Granja localizada no Melado, localidade rural da cidade de Varzedo foram mais de 20 mil frangos, “estimamos perca de quase 150 mil reais. Temos 12 galpões e mais de 2 mil frangos morreram em cada uma delas” , relata Gilmar Mendes, dono de umas das granjas local. Em Muritiba, foram contabilizados cerca de 30 mil frangos mortos em seis horas de queda da energia. Os animais seriam entregues para abate ainda nessa semana. "São seis granjas. A queda começou por volta de 13h30 e durou até 19h20. Foi um calor intenso e, com a falta de resfriamento, elas [aves] morreram. Essa semana iríamos mandá-las para abate. Por conta desta situação, o prejuízo foi muito grande e ainda está sendo calculado", contabilizou o dono da propriedade. As aves mortas foram encaminhadas para o aterro sanitário para serem devidamente descartadas.

Conforme o entrevistado, um sinal claro de estresse térmico pode ser observado em alterações de comportamento, as aves ofegam e aceleram a sua respiração em até dez vezes na tentativa de perder calor (chamado de jadeio). A exaustão e o consequente descontrole da temperatura corporal podem levar à perda de peso, à debilidade ou até mesmo à morte. Em média, a hipertermia se torna fatal para os frangos com o aumento de apenas 4°C da sua temperatura corporal, “a situação é de calamidade nossa perda maior só não se deu porque já tínhamos despachado algumas aves para o abate as que ficaram morreram. É um prejuízo para o produtor e também para o trabalhador que vê seus esforços irem por água abaixo. A Coelba tem que tomar providência diante dessa situação. Foi muito prejuízo”, comentou Joãzito Santos responsável por um sítio granjeiro na localidade do Riacho Seco.

Comente agora
09
Abr
Salvador: Coelba registra aumento de ocorrências de falta de energia por conta da chuva
Postado por: Letícia Oliveira / 06:30h
O número de ocorrências por interrupção do fornecimento de energia elétrica aumentou em Salvador por causa das chuvas que atingem a capital desde essa quarta-feira (8). Segundo  a Coelba, a maioria das ocorrências é causada por queda de galhos de árvore e objetos lançados pelos ventos sobre a rede elétrica. "Quando os objetos atingem a fiação, por questões de segurança das instalações e da população, os equipamentos de proteção elétrica atuam automaticamente e desligam o fornecimento de energia", recomenda a empresa através de comunicado. De acordo com o órgão, por conta do número de ocorrências, são priorizadas as ocorrências que afetam um número elevado de consumidores e os atendimentos que envolvam a segurança das pessoas.
Comente agora
09
Abr
Cocos tem situação de emergência reconhecida por Ministério da Integração Nacional
Postado por: Letícia Oliveira / 05:50h

A cidade de Cocos, no extremo oeste baiano, teve a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. O município baiano, junto com outras duas cidades do país, teve o nome publicado na lista da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8). A partir do reconhecimento da situação pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais. Dessa forma, a gestão local solicita recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres. Na solicitação, o município deve mandar um plano detalhado de resposta com a indicação da necessidade do repasse. (BN)

Comente agora
09
Abr
Capital: Muro de garagem no Imbuí cede e carro fica soterrado por lama
Postado por: Redação Voz da Bahia / 05:18h

As fortes chuvas que vitimaram Salvador nesta quinta-feira (9) causaram um deslizamento de terra e lama na Ladeira da Bolandeira, no Imbuí. O muro da garagem de um prédio no local cedeu e a lama soterrou um carro.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com