As comentadas

Boa noite , Domingo, 31/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

04
Mar
Ciclo de palestras será realizada pela ACESAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:42h

Comente agora
04
Mar
Prefeito de Muniz Ferreira fala sobre os projetos para o município
Postado por: Samile Damasceno / 15:55h

O prefeito da cidade de Muniz Ferreira, Clovis Penini (PC do B), em uma entrevista cedida à Rádio Recôncavo na manhã desta segunda-feira (04), comentou a respeito dos projetos para o município e frisou pontos importantes a cerca da saúde. Penini iniciou argumenta sobre a semana pedagógica, afirmando que o evento foi de grande valia, “foi uma jornada pedagógica que Muniz Ferreira nunca tinha visto antes”, pontuou.

Sobre os projetos para sua administração, o prefeito elucidou que pretende dar continuidade aos planos da gestão anterior, bem como implantar novos projetos, dentre eles está a reativação do centro de fisioterapia, a fim de atender a população, além da instalação de laboratórios de análises, “queremos também oferecer algumas áreas que o município não possui, como um centro de oftalmologia”, finaliza.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
04
Mar
Dr. Paulo Guimarães toma posse da 4ª Coorpin em Stº Antº de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 15:37h

O novo coordenador da 4ª Coorpin de Santo Antônio de Jesus, Dr. Paulo Guimarães, o qual irá substituir Edilson Magalhães, cedeu uma entrevista à Rádio RBR nesta segunda-feira (04) e comentou a respeito de sua nomeação para o órgão.

Ainda residente neste município, Dr. Paulo argumentou que conhece toda a região, sendo este um dos fatores preponderantes para a escolha de seu nome como coordenador. Nesta segunda-feira o novo coordenador assinou o termo de posse e após esse processo haverá a fase de transição da saída de Dr. Edilson, podendo levar até uma semana.   

Dr. Paulo atuou quatro anos como delegado plantonista em Santo Antônio de Jesus, sendo que três anos estava subordinado a Dr. Rogéria Araújo e um ano subordinado ao Dr. Edilson Magalhães. Ao sair deste município, o novo coordenador assumiu a delegacia de Cruz das Almas, onde atuou por dois anos, e após isso foi removido para a delegacia de Itaparica, atuando por oito meses. Antes de ser nomeado para a 4ª Coorpin, Dr. Paulo estava chefiando o Grupo de repressão a roubo coletivo em Salvador, onde ficou por um ano. Em Santo Antônio de Jesus os delitos mais acentuados dizem respeito ao tráfico de drogas e assaltos. Sobre isso, o entrevistado argumenta que pretende formar uma equipe vencedora e trabalhar enquanto a secretaria de segurança desejar a sua estadia, bem como estreitar os laços entre o 14º Batalhão de Polícia Militar e a 4ª Coorpin.

Dr. Edilson Magalhães irá atuar em Salvador, onde será coordenador da UPP e delegado titular no Nordeste de Amaralina na capital. (Foto: O Interior)

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
04
Mar
Eleição em Camamu registra 30% de abstenção; apenas uma urna foi substituída
Postado por: Samile Damasceno / 15:32h
A nova eleição em Camamu, que elegeu a prefeita Emiliana de Zequinha (PP), teve um alto índice de abstenção, de acordo com balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Dos cerca dos 24 mil eleitores aptos a comparecer às urnas, 30% não exerceram o direito do voto, porém, segundo o juiz titular da 78ª Zona Eleitoral, João Paulo Guimarães, que conduziu o processo eleitoral, o número já é esperado em eleições suplementares. Segundo o TRE, apenas uma urna eletrônica entre as 72 utilizadas apresentou problema e foi substituída. O ato de posse da futura gestora está marcado para 20 de março. A cerimônia de diplomação é no dia 18. A cidade continua administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores. (Bahia Notícias)
Comente agora
04
Mar
Prefeito de Stº Antº de Jesus diz que haverá mudanças no quadro de colaboradores
Postado por: Samile Damasceno / 15:23h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT), em uma entrevista cedida à Rádio Recôncavo comentou que haverá algumas mudanças de colaboradores no seu quadro de funcionários, “a prefeitura irá continuar trabalhando muito de forma correta, bem como todas as secretarias”, afirma.

Humberto citou ainda que houveram algumas complicações no início da gestão no que diz respeito a formação de equipes, “mas hoje as secretarias já estão mais organizadas. A secretaria de saúde vem trabalhando para regularizar os postos de saúde e algumas informações que andam circulando é coisa de pessoas que estão com dor de cotovelo”, pontuou.

É sabido que a partir do dia dez de março o comércio clandestino irá sair das ruas de Santo Antônio de Jesus. Sobre isso, o prefeito elucidou que, em um levantamento, provou-se que 60% dos ambulantes são de outras cidades, “e isso não é justo, um cidadão vir de outra cidade e colocar sua banca aqui na rua, prejudicando aqueles que andam na legalidade”. A decisão da promotoria, junto da prefeitura, é uma organização a respeito desses comerciantes informais.

Na oportunidade, Humberto Leite comentou sobre a mais nova atração confirmada para o São João e afirmou que irá pedir ao vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques, que toque bastante forró, “não irá faltar chicleteiro na nossa festa junina e vem gente de várias cidades para curtir a atração aqui em Santo Antônio de Jesus”, finaliza.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
04
Mar
" Melhor idade" comemora Projeto Nova Vida em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:50h
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, promoveu na  manhã desta segunda-feira (04), através da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, um café da manhã para os idosos do Projeto Nova Vida. O evento contou com a presença do Secretário de Esportes, Murilo Miranda, que enfatizou que esse projeto visa cuidar dos nossos idosos, proporcionando melhor qualidade de vida.(Comunicação PMSAJ)
Comente agora
04
Mar
SAJ: Fornecimento de energia será interrompido temporariamente em alguns locais na próxima terça-feira (05)
Postado por: Samile Damasceno / 12:59h

A Coelba comunica à população que na próxima terça-feira (05), o fornecimento de energia elétrica será interrompido, temporariamente, nos seguintes locais: Rua A Loteamento Quinta dos Ingleses e Centro, das 6h às 08h. Tal serviço será executado para construção e execução de obras de melhoramento da rede de distribuição.

O serviço a ser executado vai proporcionar uma melhoria na qualidade de energia fornecidos nessa área. Os trabalhos poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para segurança dos consumidores, a Coelba alerta que eventuais reparos nas instalações elétricas e/ou equipamentos elétricos internos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante a interrupção do fornecimento. Para maiores infromações, entre em contato com a nossa central de teleantendimento pelo número 0800 071 0800 ou consulte o nosso site: www.coelba.com.br

Comente agora
04
Mar
Cliente encontra rato em buffet do Tchê Picanhas em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:46h

Um rato foi encontrado no buffet do Restaurante Tchê Picanhas na tarde deste domingo (3). No momento do incidente o local estava cheio, segundo o cliente que presenciou a cena. Logo após os gritos de uma cliente que viu rato na salada, um garçom retirou o bicho com um pano. "Havia fila de espera. Teve gente que na hora quis sair sem pagar", disse o cliente. A Vigilância Sanitária informou que nenhuma denúncia contra o restaurante foi registrada. As informações e foto são do Bocão News.

Comente agora
04
Mar
SAJ: Devido a greve dos vigilantes alguns serviços do INSS estão suspensos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:01h

O INSS de Santo Antonio de Jesus informa à população que está com alguns serviços suspensos devido à greve dos vigilantes. Segundo a direção, o órgão só está atendendo perícias médicas e benefícios que foram agendados. O INSS ressalta, que ao término da greve, o funcionamento voltará ao normal. 

Reportagem: Voz da Bahia

Comente agora
04
Mar
Usuários da Claro de Stº. Antº. de Jesus reclamam da falta de sinal na operadora
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:52h

O problema com o sistema de telefonia móvel vem tirando o sossego da população de Santo Antônio de Jesus. Moradores entraram em contato com o Voz da Bahia para reclamar do mau funcionamento do sinal da operadora Claro, que a cerca de uma semana tem tido falhas na cobertura e comprometendo as ligações dos usuários. As reclamações são o resultado da qualidade do serviço ofertado pela operadora na cidade. Um internauta relatou que não consegue falar com ninguém, “quando agente vai fazer uma ligação o sinal cai, isso é um absurdo”, desabafa o leitor. 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)  já multou a Claro e outras operadoras devido aos constantes problemas em seus sistemas de telefonia móvel em algumas regiões do país. Esperamos uma resposta por parte dos órgãos competentes. 

Reportagem: Voz da Bahia

Um comentário
04
Mar
Músico desaparece em Vitória da Conquista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:56h

O músico Raudenis Santos Pires, de Vitória da Conquista, está desaparecido desde a última quinta-feira (28). De acordo com informações de parentes, o jovem de 26 anos teria saído de casa com um amigo, que o deixou em um posto de combustível da Avenida Pará, na zona oeste da cidade. Conhecido como Rau Ray Society, ele estava vestido com uma blusa azul e calça jeans. Segundo o pai do músico, uma queixa já foi registrada na Delegacia da Polícia Civil. Qualquer informação sobre o desaparecido pode ser passada para um dos celulares a seguir: (77) 8823-0366 / 8803-7981 / 9119-9542 / 8872-7920 / 8866-2122.

Comente agora
02
Mar
Fotógrafo flagra mancha escura na praia de Patamares
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:31h

O fotógrafo Nilton Souza sobrevoou a orla de Salvador neste sábado, 2, e flagrou uma mancha escura na praia de Patamares. O líquido, que aparenta ser esgoto, surge da área urbanizada da cidade, passando pela areia e segue em direção ao mar, onde se mistura com a água. A reportagem do ATarde tentou contato com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), para saber a origem do líquido, mas não obteve êxito.

Comente agora
02
Mar
Aeroporto JK fica por mais de duas horas sem energia elétrica
Postado por: Samile Damasceno / 13:00h

Painéis ficaram apagados em queda de energia no Aeroporto Juscelino Kubitschek. (Foto: Káthia Mello/G1)

O aeroporto Juscelino Kubitschek ficou sem luz por cerca de duas horas e meia neste sábado (2), em Brasília, Distrito Federal. A queda de energia aconteceu por volta das 6h10 e foi restabelecida às 8h45, informa a administração do aeroporto. Desde as 8h até as 10h, quatro voos foram cancelados e três estão atrasados, de acordo com dados da Infraero. Segundo o consórcio do aeroporto, Inframerica, uma falha de linha de transmissão que abastece o aeroporto gerou uma pane no sistema no início da manhã, o que ocasionou a falha na distribuição de energia no terminal. Passageiros relatam que, por volta das 8h20, as filas para fazer o check-in nas companhias aéreas eram "gigantescas". Algumas empresas informaram que o check-in seria realizado de maneira manual, e alguns voos não tiveram assento marcado. O embarque foi feito pelas laterais das entradas, que também aresentavam filas  grandes. Quando os passageiros passavam pelo raio-x, funcionários distribuíam sacos plásticos, onde os passageiros deveriam depositar celulares e materiais metálicos. Na sala de embarque, os painéis e as luzes estavam apagados, e passageiros não tinham informações sobre as decolagens.

Comente agora
02
Mar
Nove municípios realizam novas eleições neste domingo (3)
Postado por: Samile Damasceno / 11:11h

Eleitores de nove municípios voltam às urnas neste domingo (3) para escolher seus prefeitos, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições anteriores foram anuladas porque os candidatos que concorreram em 2012 tiveram o registro de candidatura rejeitado. Entre os motivos está a Lei da Ficha Limpa. As cidades estão em quatro estados: Eugênio de Castro (RS) e Novo Hamburgo (RS); Sidrolândia (MS) e Bonito (MS); Camamu (BA); Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC) e Tangará (SC). As novas eleições acontecem das 8h às 17h, no horário local de cada cidade. Para votar, é necessário apresentar documento de identidade com foto. O título de eleitor serve para localizar de forma mais rápida a seção eleitoral. Segundo o TSE, os candidatos vencedores nas últimas eleições, mesmo tendo obtido mais de 50% dos votos válidos, não podem ser diplomados e empossados porque o registro de candidatura foi negado depois do dia da eleição. Os municípios estão sendo governados interinamente pelos presidentes das Câmaras de vereadores.

Estão programados novos pleitos em outros 14 municípios. Em 7 de abril, serão realizadas novas eleições em: Pedra Branca do Amaparí (AP); São João do Paraíso, Biquinhas, Diamantina e Cachoeira Dourada (MG); Joaquim Távora (PR); Serra do Mel e Caiçara do Rio do Vento (RN); Muquém do São Francisco (BA); Coronel Macedo, Eldorado e Fernão (SP); e Tucunduva e Sobradinho (RS). Em Erechim e Vacaria (RS), as eleições marcadas para os dias 3 de março e 7 de abril, respectivamente, foram suspensas após a ministra do TSE Luciana Lóssio conceder liminares determinando o retorno dos eleitos em 2012 aos cargos, até decisão definitiva do plenário do tribunal sobre a cassação dos registros de candidatura. 

Comente agora
02
Mar
Ilhéus: Barracas clandestinas são retiradas no Minha Casa, Minha Vida
Postado por: Samile Damasceno / 10:59h

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), com o apoio da Superintendência de Trânsito (Sutran) e da Guarda Municipal, realizou na manhã desta sexta-feira (01/03), uma fiscalização de postura no conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida. O objetivo da operação foi retirar as barracas clandestinas, as lonas e os materiais afixados nas áreas públicas do local, atendendo a reclamações dos próprios moradores. O Chefe de Fiscalização Ambiental da Semau, Paulo Fonseca, informou que há duas semanas, as pessoas responsáveis pelas ocupações inadequadas já haviam sido notificadas. “Oitenta por cento dos proprietários das barracas procuraram a secretaria e as retiraram espontaneamente, no entanto algumas pessoas insistiram em ficar no local. Adotamos as providências cabíveis e promovemos a apreensão dos materiais”, relatou Fonseca. Os equipamentos apreendidos foram encaminhados ao Parque de Operação da Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), na Avenida Esperança. Os proprietários poderão retirá-los, após o pagamento da multa. Em caso de reincidência o material será apreendido novamente. Paulo Fonseca alerta que as fiscalizações vão continuar e quem não cumprir a determinação terá seu material confiscado. (Tribuna)

Comente agora
02
Mar
Solla visita emergências do SUS em Conquista
Postado por: Samile Damasceno / 10:52h
O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, desembarcou em Vitória da Conquista na manhã desta sexta-feira (1º) e após uma longa conversa com o prefeito Guilherme Menezes, partiu da Prefeitura Municipal para o Hospital Unimec, conhecendo in loco a situação das unidades de emergências credenciadas ao Sistema Único de Saúde da cidade que atende uma região com mais de cem municípios. "Nós estamos fazendo um trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Fundação Estatal de Saúde da Família com vistas a viabilizar uma série de ampliações importantes na rede de saúde de Conquista e na região para potencializar a ampliação do acesso ao serviço de saúde", explicou Solla ao Blog do Anderson. "Agora estamos no Unimec, vamos ao São Vicente e ao Hospital de Base onde iremos sentar com as diretorias de cada uma das unidades", completou. 
Segundo Márcia Viviane, secretária municipal de Saúde, a visita de Jorge Solla faz parte do planejamento em conjunto entre o governo municipal e estadual, e tem como objetivo otimizar os serviços. Os hospitais atendem multi-ocorrências. São os traumatismos, poli-traumatizados, os acidentes e as  ocorrências por questões crônicas e agudas. Na visão de Márcia Viviane, "a reestruturação da atenção básica a potencialização da região bem como a criação de mais leitos hospitalares". O vice-prefeito Joás Meira, a sub-secretária estadual de Saúde, Suzana Ribeiro, e o vereador Ademir Abreu, integram a comitiva que circula os hospitais. (Bocão News)
Comente agora
02
Mar
Prefeita de Maragojipe atolada em escândalos, diz jornal
Postado por: Samile Damasceno / 10:32h

A prefeita eleita de Maragojipe, Lúcia Maria dos Santos, a Vera da Saúde (PMDB), assumiu o município no dia 1º de janeiro de 2013. Com dois meses de administração, a gestora já acumula denúncias que colocam em cheque a sua gestão que tem data prevista para findar no dia 31 de dezembro de 2015. Eleita com 13.035 votos, Vera contou – segundo reportagem do Jornal da Metrópole - com o apoio valioso do deputado estadual Targino Machado (PSC). A ligação entre o parlamentar e a peemedebista levantou algumas suspeitas com a publicação de quatro contratos sem licitação que foram publicados no Diário Oficial do Município de 30/1. Dentre estes, ganha destaque a contratação da consultoria jurídica do o escritório Lomanto, Brito & Machado Neto Advogados Associados da qual um dos sócios é Targino Machado Pedreira Neto, filho do deputado Targino Machado. O contrato, de 12 meses, tem valor global de R$ 216 mil — ou R$ 18 mil por mês.

Segundo um advogado especializado em processos licitatórios contatado pela Metrópole, a contratação do  escritório foge à razoabilidade. “Se já existem quatro ou cinco procuradores à disposição da prefeitura, não é  razoável contratar uma assessoria jurídica, com preço acima do mercado, para fazer esse trabalho”, diz. Já Targino Neto discorda. Segundo ele, pode ser feita a contratação direta não só em caso de “notória especialização”, mas também de “confiança do gestor no trabalho do advogado”. Questionado pela publicação se já havia trabalhado com a prefeita, o filho do deputado Targino Machado negou.



Comente agora
02
Mar
SSA: Após derrubada de muro, condomínios de luxo são alvo de investigação em Stella Maris
Postado por: Samile Damasceno / 09:42h

Muro de condomínio em Stella Maris: Secretaria de Patrimônio da União vai investigar avanços sobre área da praia (Foto: Tayse Argôlo)

A polêmica sobre as construções em Stella Maris está longe de acabar. Apesar da derrubada, no último sábado, de um muro erguido de forma irregular, moradores e banhistas questionam o porquê de alguns empreendimentos, que avançaram em direção à praia, nunca terem merecido investigação da prefeitura ao da União. Na Alameda Mar Del Plata, a extensão de alguns condomínios atinge o início da faixa de areia da praia. O Village Athenas Beach Residence, Condomínio Recanto do Flamengo e Village do Porto são alguns dos imóveis com mais 20 anos de construção que estão no mesmo alinhamento do local antes ocupado por barracas de praias — as que foram demolidas em 2010 com a alegação de estarem em área de Marinha. 

Para quem circula ou pega onda em Stella não há dúvidas de que os imóveis estão irregulares. “Isso é uma área de Marinha. Se a lei é para uns, que seja para todos. O muro, por exemplo, era uma afronta”, diz o aeroportuário Renato Ramos, 25 anos, surfista nos finais de semana. Há uma semana, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) voltou atrás e disse que um trecho do muro, perpendicular à praia e ao lado do Gran Hotel Stella Maris, foi erguido sobre uma rua projetada — que está ainda na planta — e em área aterrada sem licença.  A construção foi derrubada a marretadas.

Comente agora
02
Mar
Ouvidoria de Stº Antº de Jesus estende horário de atendimento
Postado por: Samile Damasceno / 08:49h

A ouvidora de Santo Antônio de Jesus, Carolina Magno Carvalho, informa à população deste município que a ouvidoria está mudando seu horário de funcionamento. Na gestão anterior, o órgão funcionava até as 14h e, a partir de agora, funcionará das 8h às 17h.

O espaço da ouvidoria também sofreu mudanças, uma vez que se encontra na Avenida 7 de Setembro, nº 259, em frente ao Restaurante Sabor da Carne, “o nosso telefone também está funcionando que é o 0800 28447 06 e estamos a disposição da população”, comenta a ouvidora.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
02
Mar
SAJ: Fornecimento de energia será interrompido, temporariamente, em alguns locais no próximo domingo (03)
Postado por: Samile Damasceno / 08:37h

A Coelba comunica à população que no próximo domingo (03), o fornecimento de energia elétrica será interrompido, temporariamente, nos seguintes locais: Avenida Dr. Urcisino Pinto de Queiroz, Praça Félix Gaspar, Praça Prudente de Moraes e Rua Gorgônio José de Araújo, das 9h às 15h. Já na Rodovia BR-101 e no Loteamento Sol Nascente, o fornecimento será interrompido, também temporariamente, das 9h às 11h.  Tal serviço será executado para construção e execução de obras de melhoramento da rede de distribuição.

O serviço a ser executado vai proporcionar uma melhoria na qualidade de energia fornecidos nessa área. Os trabalhos poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para segurança dos consumidores, a Coelba alerta que eventuais reparos nas instalações elétricas e/ou equipamentos elétricos internos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante a interrupção do fornecimento. Para maiores infromações, entre em contato com a nossa central de teleantendimento pelo número 0800 071 0800 ou consulte o nosso site: www.coelba.com.br

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
02
Mar
Crânio humano é encontrado na Avenida Paulista; é o segundo em duas semanas
Postado por: Samile Damasceno / 08:33h

Um crânio humano foi encontrado nesta sexta-feira (1º) na Avenida Paulista, em São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, a peça foi abandonada em frente a um prédio na altura do número 1750. A identidade da pessoa que deixou o objeto na via é desconhecida. Policiais civis do 78º Distrito Policial, nos Jardins, vão apurar o caso. É a segunda ocorrência semelhante que acontece na cidade em menos de duas semanas. Em 20 de fevereiro, um crânio foi deixado em uma jardineira perto do Copan, famoso edifício do Centro projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O abandono inusitado é investigado pelo 3º DP.(G1/Foto: J. Duran Machfee/Futura Press)

Comente agora
02
Mar
SAJ: Prefeitura recebe material para reposição de lâmpadas queimadas
Postado por: Samile Damasceno / 08:29h

Há vários dias a população de Santo Antônio de Jesus vem reclamando a respeito de lâmpadas queimadas em muitos locais da cidade, inclusive, na zona rural. Sobre isso, o secretário de Infraestrutura, Domingos Matos, em uma entrevista cedida à Rádio RBR na manhã deste sábado (02), informou à população que um levantamento criterioso foi feito, a fim de licitar uma relação de material de reposição no que diz respeito a iluminação pública.

Na entrevista, o secretário afirma que a licitação já foi realizada, bem como a contratação da empresa “e na última segunda-feira (25) eu estava em Salvador junto com o superintendente Jorge Galvão, aproveitamos o transporte da prefeitura e trouxemos uma quantidade de lâmpadas. Para os casos mais urgentes, o material já foi despachado com rapidez”, alega o secretário.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
01
Mar
Ampliado sistema de esgotamento sanitário no sul da Bahia
Postado por: Samile Damasceno / 15:49h

Ao abrir a solenidade de inauguração da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Itamaraju, na manhã desta sexta-feira, o governador Jaques Wagner afirmou que, com a obra, onde foram investidos um total de R$ 35,5 milhões, a sede do município alcança 81% de cobertura de saneamento, considerado um dos melhores índices do país. “É fundamental proteger o meio ambiente, e hoje o mundo tem consciência dessa necessidade”, lembrou o governador. “E o saneamento é um dos itens mais importantes da preservação ambiental”. Após o evento em Itamaraju, Wagner seguiu para Teixeira de Freitas, onde inaugurou a primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário do município, com investimento de R$ 11 milhões. Até dezembro deste ano, de acordo com o governador, será entregue a segunda fase a obra. Ainda na região do sul da Bahia, serão assinadas ordens de serviço para construção de sistemas de abastecimento de água das localidades de Vila União e Vista Alegre, em Itamaraju e Teixeira de Freitas, respectivamente. O governador informou, ainda, que em mais nove cidades da região estão sendo realizadas obras de saneamento no valor total de R$ 190 milhões. 

Comente agora
01
Mar
Rio comemora aniversário com greve de ônibus e veículos apedrejados
Postado por: Samile Damasceno / 14:52h

Polícia Militar chega ao Guadalupe Country Clube para conter confusão (Foto: Renata Soares/ G1)

Uma greve de ônibus no Rio de Janeiro prejudica cerca de 3.000 passageiros por hora na manhã de hoje, quando a cidade comemora 448 anos. A paralisação atinge, segundo a Fetranspor (Federação de Empresas de Transporte de Passageiros do Rio), principalmente a zona oeste da cidade. A zona norte e sul também apresentam problemas. Uma motorista ficou ferida quando um ônibus foi apedrejado por manifestantes na saída da garagem de uma das empresas. De acordo com a gerente da Fetranspor, Suzy Balloussier, 60 ônibus das viações Jabour e Pégaso foram depredados na zona oeste. Eles foram apedrejados, durante a madrugada, por rodoviários que fazem piquete na porta das empresas.

Motoristas que tentaram sair com os ônibus das garagens foram agredidos. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. A Fetranspor vai divulgar um balanço da greve ainda nesta manhã. A Polícia Militar reforçou o policiamento nas portas das garagens das empresas para evitar tumultos e depredações. As empresas Tijuquinha e Redentor colocaram em circulação mais de 50% da frota. Passageiros lotam os pontos de ônibus da cidade. Em algumas regiões, eles esperam até duas horas pelo transporte. Os rodoviários dizem que a paralisação de 24 horas foi organizada porque a categoria não aceita a proposta de reajuste oferecida pela Rio Ônibus (sindicato das empresas de ônibus do Rio). A Rio Ônibus pedirá ao Tribunal Regional do Trabalho que julgue a legalidade da paralisação, que classifica de abusiva por não respeitar o percentual mínimo de 30% dos ônibus circulando. A prefeitura afirma que a cidade tem 40 mil rodoviários e 8.800 ônibus que transportam mais de 3,2 milhões de pessoas por dia. (Folhapress)

Comente agora
01
Mar
Diretor do Hospital Luis Argolo garante que salário dos funcionários será pago nesta sexta-feira (01)
Postado por: Samile Damasceno / 14:30h

Na manhã desta sexta-feira (01), alguns funcionários do Hospital e Maternidade Luis Argolo, em Santo Antônio de Jesus, realizaram uma assembleia para reivindicar seus direitos a cerca dos salários atrasados. O pagamento referente aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, além do 13º salário não foram pagos aos funcionários do hospital, motivando, assim, a realização dessa assembleia.

Sobre o assunto, o novo diretor do Hospital Luis Argolo, Marcos Antônio, cedeu uma entrevista à Rádio Recôncavo e comentou que hoje (01) está sendo efetuado o pagamento de todos os funcionários, inclusive do corpo médico, referente aos meses de novembro e dezembro. O mês de janeiro, para os funcionários, também estará sendo quitado nesta sexta-feira. Na semana passada, um terço de férias do mês de novembro e dezembro dos funcionários também foram pagos, “esse mês estamos pagando os funcionários com 7% de aumento, decisão tomada pelo sindicato e hoje mesmo o dinheiro já estará na conta dos funcionários”, afirma o diretor.

Marcos Antônio explica ainda que em 2009 o hospital possuía uma produtividade baseada na clínica e outra parte em maternidade. Com a chegada do HRSAJ, a maior parte do faturamento do SUS passou a ser do Hospital Regional. Com isso, decai a receita do Hospital Luis Argolo, ficando apenas a parte de maternidade que é pouco para custear as despesas. De 2009 até os dias atuais, o estabelecimento está com menos receita, contando apenas com o governo municipal através da secretaria de saúde, “esse valor não dá para honrar com todos os compromissos”, elucidou o entrevistado.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
01
Mar
Camamu: Urnas já estão lacradas para novas eleições de domingo
Postado por: Samile Damasceno / 14:15h

A lacração das 72 urnas que serão utilizadas no domingo (3), na eleição suplementar para prefeito e vice em Camamu, foi feita nesta quinta-feira (28). Os equipamentos saíram da Central de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador, e começaram a ser descarregadas, na quarta (27), no cartório da cidade. O transporte das urnas do cartório, no Fórum Promotora Alvalisyas Ferreira, para as seções eleitorais da cidade, deverá começar por volta das 5h30 de domingo. Ao todo, 19 locais de votação estarão disponíveis para a eleição. Um total de 288 mesários foi convocado para atuar no pleito. A apuração dos votos será conduzida pelo juiz titular da 78ª Zona Eleitoral, João Paulo Guimarães, após ser feito o isolamento de segurança do Fórum. A previsão é de que às 19h a cidade já conheça os seus novos prefeito e vice. O custo estimado da eleição em Camamu é, até o momento, de R$ 70.281,02. Na cidade, mais de 50% dos votos válidos das eleições de 2012 foram anulados por terem sido dados a candidatos que tiveram os registros de candidaturas negados em decisão definitiva da Justiça Eleitoral. A diplomação e a posse dos eleitos estão marcadas para 18 e 20 de março. (Bahia Notícias)

Comente agora
01
Mar
SAJ: Funcionários do Hospital Luiz Argolo realizam assembleia para discutir salários atrasados
Postado por: Ludimila Amorim / 13:18h

Um dos diretores do SindSaúde, Cosme Souza, informou sobre a assembleia que está acontecendo nesta sexta-feira (01) em frente ao Hospital Luiz Argolo, em Santo Antônio de Jesus. Segundo Cosme, a situação é que a prefeitura fez o repasse na quinta-feira (28) para o hospital e a direção da instituição está efetuando somente o pagamento referente ao mês de janeiro, pois como são muitos salários atrasados, a situação é bem delicada para os trabalhadores. O entrevistado salientou que na próxima sexta-feira (08) serão pagos os restantes dos salários que faltam.

 Ainda segundo ele, esse dinheiro estava depositado na conta da Prefeitura desde o dia 27 de dezembro e só agora foi repassado. “Os profissionais não vão parar, está sendo feita uma assembleia para explicar a real situação aos trabalhadores; o SindSaúde já planeja fazer uma audiência pública para discutir não somente os problemas da Santa Casa, como também de outros hospitais do recôncavo, que estão em situação de calamidade”, afirma. O mesmo ressaltou que a nova gestão a Santa Casa de Misericórdia tem cumprido com todos os acordos e o sindicato espera que essa situação permaneça.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Ludimila Amorim

Comente agora
01
Mar
Advogado deixa coordenação 11ª CIRETRAN de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Ludimila Amorim / 12:08h

Nesta sexta-feira (01), o diretor da 11ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Santo Antônio de Jesus, o advogado Márcio Nóia, informou sobre sua exoneração da instituição. De acordo com Márcio, ele estava há um ano e meio na coordenação do setor e acredita que durante esse período o órgão cresceu bastante, principalmente na questão da modernização dos serviços.

Dificuldades - Segundo o entrevistado, o problema maior do Ciretran é o quadro de pessoal, o órgão não faz concurso há 30 anos e a grande parte dos funcionários está se aposentando ou utilizando benefícios, o que faz com que na maioria das vezes o trabalho seja feito por grupos terceirizados.

Motivo do afastamento - Márcio argumentou que a sua saída foi uma decisão pessoal, por interesse em voltar a atuar na sua área, que é advocacia e dar uma atenção maior ao seu escritório, pois ele esteve esse tempo todo afastado. Ainda de acordo com o ex-diretor, não existe nenhum nome para sucessão e o grupo nos próximos dias vai analisar quem vai ser o escolhido para chefiar o departamento. O mesmo também afirmou que realizou um trabalho bastante positivo durante sua estadia.

De acordo com o advogado, ele ouviu rumores sobre poder assumir um cargo na administração do prefeito Humberto Leite, “não foi nada definido, no momento se trata somente de especulações”, concluiu.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Ludimila Amorim

Comente agora
01
Mar
SAJ: Fornecimento de energia será interrompido temporariamente em alguns locais no próximo domingo (03)
Postado por: Samile Damasceno / 08:55h

A Coelba comunica à população que no próximo domingo (03), o fornecimento de energia elétrica será interrompido, temporariamente, nos seguintes locais: Loteamento Santo Antônio, Rua Vereador João Delfino, Rua Aurino Leal Sales, Rua Cabo Benedito Silva, Praça Padre Mateus, Rua Alto Sobradinho, Rua Conceição, Rua B e Rua H, das 9h às 15h. Tal serviço será executado para construção e execução de obras de melhoramento da rede de distribuição.

O serviço a ser executado vai proporcionar uma melhoria na qualidade de energia fornecidos nessa área. Os trabalhos poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para segurança dos consumidores, a Coelba alerta que eventuais reparos nas instalações elétricas e/ou equipamentos elétricos internos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante a interrupção do fornecimento. Para maiores infromações, entre em contato com a nossa central de teleantendimento pelo número 0800 071 0800 ou consulte o nosso site: www.coelba.com.br

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
01
Mar
Família procura por adolescente desaparecida em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:19h

Deise Oliveira dos Santos, 14 anos, moradora do bairro Lírio dos Vales em Santo Antonio de Jesus, está desaparecida. Sua família não sabe mais o que fazer, disseram que já a procuraram em todos os lugares possíveis e que não têm ideia de onde ela possa estar. Qualquer informação acerca do paradeiro da garota ligar para o número (75) 8159-5133.

Comente agora
01
Mar
Muritiba: Entrada da cidade poderá ser demolida pelo DERBA
Postado por: Fábio Santos DRT 6997 / 07:19h

O Portal foi construído em 2012 

O intuito foi bom, mas o local errado. A entrada da cidade de Muritiba, no entroncamento com a BR101, poderá ser demolida. Obra que custou  34 mil reais, realizada pela Prefeitura no ano passado, encontra-se na berlinda da Justiça. Tudo isso, porque o DERBA -Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, moveu uma ação contra o município, acusando de apropriação indevida, já que trata-se de uma rodovia estadual, onde prejudicou o "acostamento" da mesma. A audiência com os representantes jurídicos do órgão encontra-se agendada para quarta-feira (06) no Fórum Albérico Fraga, da própria cidade,  onde a assessoria jurídica do atual governo municipal, irá defender a permanência, alegando que o Portal foi construído com verba pública. Na audiência pública realizada nesta quinta-feira(28) na Câmara de vereadores, a procuradora jurídica do município, Dr. Isbela, informou o fato a população. Agora, resta apenas a comunidade esperar a decisão da Justiça.

Reportagem e foto: Fábio Santos/ Voz da Bahia

Comente agora
28
Fev
Infraero abrirá licitação para construção de hotel dentro do Aeroporto de Salvador
Postado por: Samile Damasceno / 18:02h

Em breve, os turistas que vierem a Salvador não precisarão, sequer, atravessar o já habitual engarrafamento da Avenida Paralela para chegar ao seu hotel de destino. Isso porque a Infraero está em fase de preparação de um processo licitatório para a construção de um centro de hospedagem dentro do aeroporto da capital baiana. Ainda não há data definida para publicação do edital, mas muitas empresas já se interessaram pelo futuro empreendimento. Entre elas, está a gigante GJP Hotéis, controladora de 36% da CVC e já acostumada a levar concorrências da Infraero. A companhia venceu licitações para construção e administração de hotéis nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, ambos no Rio de Janeiro, Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais, e Eurico de Aguiar Sales, em Vitória, no Espírito Santo. Com informações do site Gente e Mercado. (Bahia Notícias)

Comente agora
28
Fev
Conde: Governo investe R$ 5,33 mi em obra de energização para o funcionamento de indústria de coco
Postado por: Samile Damasceno / 17:18h

Foi autorizado o investimento para realização da obra de energização da Coelba, para o funcionamento da indústria de coco do Grupo Aurantiaca, implantada no município do Conde. O ato foi assinado pelo Secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, na Secretaria de Infraestrutura, na última segunda-feira. “O ato culmina todas as ações do governo para dar apoio a implantação da Aurantiaca. A assinatura tem o intuito de registrar a participação do Governo do Estado com um investimento de R$ 5,33 milhões”, afirma o Diretor de Energia da SEINFRA, Gilson Moraes. Para o vice-presidente da Aurantiaca, Roberto Lessa, esse momento reflete o compromisso do Estado em apoiar as iniciativas empresariais que promovem o desenvolvimento da Bahia e principalmente de comunidade em regiões que estão fora do eixo econômico tradicional. A Prefeita do município do Conde, Marli Madeirol, afirmou que “a partir do momento que o governo assinou o contrato, o município será alavancado, pois a indústria gerará renda, emprego e contribuirá também para o social”. (Política Livre)

Comente agora
28
Fev
Transposição do eixo sul do São Francisco terá estudo de viabilidade em março
Postado por: Samile Damasceno / 17:03h

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) contratará estudo de viabilidade técnica e econômica da transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco a partir de março. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (28) pelo secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, durante a quarta reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, realizada em Juazeiro. Dezesseis prefeitos dos territórios Sertão do São Francisco e Itaparica participaram do encontro. De acordo com Rui Costa, que coordena o comitê, a transposição foi solicitada pelo governador Jaques Wagner à presidente Dilma Rousseff, que autorizou a realização do projeto. “Estamos tratando a transposição com total prioridade. Ela será a redenção produtiva dessa região”, defendeu. A obra contará com investimentos de cerca de R$ 4 bilhões, para construir o canal que levará a água do Velho Chico para a Barragem de São José. A extensão estimada é de 400 km.

Comente agora
28
Fev
Primeira dama de Santo Antônio de Jesus fala a respeito do NASF
Postado por: Samile Damasceno / 16:16h

Aconteceu uma reunião na manhã desta quinta-feira (28) no Cerest (Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador) de Santo Antônio de Jesus, onde foi discutido a respeito do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). O evento contou com a presença da secretária de saúde, Deise Barbosa, da primeira dama, Francineia, Silva e do assessor de comunicação, Abílio Neto.

Sobre o assunto, a rádio RBR entrevistou a primeira dama, a qual esteve no evento representando o prefeito Humberto Leite (PDT), "o prefeito está muito preocupado com a saúde do município e está acompanhando de perto como anda a saúde da família, prestando mais atenção aos postos de saúde, ao núcleo de assistência social e outros órgãos de apoio. Não vamos dizer que iremos resolver tudo de uma só vez, mas vamos dar total apoio e Humberto está aqui pra isso", argumenta.

A respeito da equipe formada por Humberto, a primeira dama diz que a secretária de saúde está fazendo uma análise de quantos profissionais ainda faltam para preencher o quadro e, posteriormente, proporcionar ao efetivo um curso de capacitação para atender melhor à população. Com uma equipe quase formada, um projeto está sendo elaborado para atender as pessoas menos favorecidas, "não é assistencialismo, mas sim uma prestação de serviço", conclui.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
28
Fev
SAJ: Controlador da Câmara de vereadores comenta sobre a economia na Casa Legislativa
Postado por: Samile Damasceno / 15:50h

O controlador da câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus, Joanito Barbosa, em uma entrevista cedida à Rádio RBR nesta quinta-feira (28), comentou a respeito da novidade desse cargo na casa legislativa, a fim de conduzir as economias do órgão público. O entrevistado argumentou que sua função é de suma importância, por possuir um papel comunicativo com todos os vereadores e funcionários da casa, bem como primar pela economia, sendo este um dos princípios fundamentais, “hoje, com a lei de responsabilidade fiscal, a pessoa que exerce essa função precisa ter uma responsabilidade muito grande”, pontua.

O cargo de controlador, o qual tem sido exigido na legislação e nos tribunais, faz um controle dos gastos públicos, sendo necessário um funcionário para assumir esta função em cada órgão público, “estamos lidando com recursos da população e é preciso que haja um controle interno acima desses recursos, havendo ainda uma economicidade e uma valorização pelo erário público”, elucida.

Questionado a respeito do material que os vereadores podem fazer uso no dia-a-dia para o trabalho legislativo, o entrevistado citou os materiais de expediente, telefone, transportes e outras contas diversas, mas tudo é monitorado pelo controlador. Há na câmara um número maior de vereadores se comparado à legislatura passada, causando assim um número maior de assessores que estarão ajudando no mandato desses edis, sendo natural um acréscimo no custeio da casa, “mas justamente nesse acréscimo que precisamos elaborar planilhas e projetos para que não extrapole aquilo que é preconizado pela lei de responsabilidade fiscal”, comenta.

As medidas tomadas pelo controlador para garantir a publicidade das contas da câmara de vereadores para a população serão através do Diário Oficial do legislativo, o Diário Oficial do executivo, a imprensa local e a imprensa oficial, “a população já não aceita mais que os setores públicos não publiquem as suas ações. É preciso publicar os atos para que de fato o cidadão participe e tenha a oportunidade de cobrar e fiscalizar a aplicação correta de todos os recursos”, finaliza.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
28
Fev
Irecê forma Comitê Gestor do Água Para Todos
Postado por: Samile Damasceno / 14:39h

A reunião técnica do Água Para Todos, realizada nesta quinta, no auditório da UFBA, serviu para que o superintendente regional da CODEVASF em Irecê, Luiz Alberto, explicasse detalhes do projeto para representantes de associações comunitárias. Além disso, foi formado o Comitê Gestor Municipal, composto por integrantes do poder público e membros da sociedade civil. A Prefeitura de Irecê é representada pela secretária de Desenvolvimento Social, Auridete Barreto, e pelo diretor de departamento da Agricultura, Gilmar Rosa. De acordo com o superintendente da CODEVASF, o comitê tem a função de identificar, mobilizar e escolher as comunidades que serão beneficiadas com sistemas simplificados de abastecimento de água. Nesta oportunidade, Irecê foi contemplada com 113 cisternas, que serão instaladas em casas da zona rural cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e tenham renda per capta mensal de R$ 140. O prefeito Luizinho Sobral foi anfitrião do evento, que também contou com as presenças da vice Dorinha Lélis, do secretário municipal de Infraestrutura, Edgard Mário, e dos ex-prefeitos Edvaldo Lopes e Beto Lélis. (Política Livre)

Comente agora
28
Fev
Moradores fecham a BA-093 em protesto
Postado por: Samile Damasceno / 13:46h

Revoltados com a situação em que se encontram desde que a Concessionária Bahia Norte construiu sua praça de pedágio próximo aos seus bairros, moradores de Areia Branca, Jambeiro e Capelão, pertencentes a Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador, bloquearam a BA-093 (Cia-Aeroporto) na madrugada de ontem, a partir das 4h. Os manifestantes fecharam a rodovia nos dois sentidos, queimando madeira e pneus, formando um grande engarrafamento. Os moradores dizem que vivem ilhados em seus bairros, devido à cobrança de pedágio, do qual exigem serem isentos. A manifestação foi dissipada por volta das 8h30 pela Polícia Rodoviária Estadual. Segundo a presidente da Associação de Moradores de Areia Branca (AMAB), Analice Santos, a concessionária entrou em contato com os manifestantes e marcou uma reunião, no próximo sábado, na sede da associação.

Os manifestantes garantem, no entanto, que caso suas reivindicações não sejam contempladas, novos bloqueios irão acontecer. “Queríamos muito que alguém do governo do estado ou do Ministério Público comparecesse à reunião para nos ajudar nessa luta, pois estamos sozinhos”, apelou a presidente da AMAB. A relação das comunidades com a Bahia Norte, que já era tensa, segundo representantes da AMAB, piorou depois que um dos acessos à comunidade foi fechado, forçando os moradores a pagarem o pedágio. “O problema é que existiu um cadastro para ter acesso livre que excluiu muita gente, pois era cheio de exigências, e a comunidade não engoliu isto até hoje”, disse Analice Santos.

Comente agora
28
Fev
Cursos profissionais do Pronatec estão chegando em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Ludimila Amorim / 09:03h

Em entrevista cedida a Rádio Recôncavo ao repórter Welinghton Macedo nesta quinta-feira (28), o Superintendente do Serviço de Atendimento Municipal (SAM), Hélio de Aguiar, informou sobre os cursos do Pronatec que estão chegando em Santo Antonio de Jesus. De acordo com Hélio estará chegando oito cursos na modalidade industrial e o prefeito solicitou que incluísse a participação do segmento evangélico através da Ame Brasil, nesse projeto. Será feita uma avalaliação das igrejas que tem o espaço onde possa ser montada uma sala de aula, se por acaso algumas igrejas não tiverem esse local será avaliada uma forma de resolver essa situação. O entrevistado salientou a importância de investir na educação profissional dos jovens e famílias da cidade, pois às vezes existem vagas no mercado de trabalho, mas as pessoas não possuem a qualificação exigida, tendo em vista essa realidade, o prefeito está muito preocupado com a população.

Parceria com outras igrejas

Quando perguntado se outras igrejas poderiam participar, Hélio argumentou que a prefeitura está aberta para trabalhar por Santo Antonio de Jesus, então a prefeitura não faz discriminação, os segmentos que apresentarem condições de fazer parceria, essa parceria vai ser feita independente de religião.

Como fazer para participar dessa parceria

“Nós estamos aguardando a vinda da coordenação pedagógica do Pronatec, do Ministério do trabalho e o Governo Federal ao município, onde teremos condições de informar aos interessados se é viável a parceria, através de visitas que serão feitas pelo pessoal do Pronatec nos locais. Tanto a comunidade, como o segmento evangélico, quem apresentar condições e locais para que essas aulas sejam oferecidas, com certeza a prefeitura estará apoiando.

Redação Voz das Bahia - Ludimila Amorim

2 comentários
27
Fev
Coité: Prefeito diz que município poderá ficar 'ingovernável'
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:28h

O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), responsável por impor uma derrota ao grupo que governava o município do nordeste baiano há 50 anos, determinou a realização de uma auditoria logo após ser empossado no último dia 1º de janeiro. De acordo com o gestor, o resultado do levantamento, divulgado nesta quarta-feira (27), apontou diversas irregularidades deixadas pelo seu antecessor, Renato Souza (PP), que é acusado pelo petista de tentar inviabilizar a nova administração para atingi-lo politicamente. “Um dos principais problemas é a formatação de dados armazenados em computadores, inclusive informações sobre as matrículas dos estudantes da rede pública municipal, o que atrasou o início das aulas no município. A rede local do prédio da prefeitura foi totalmente apagada, os HDs das máquinas da Secretaria de Educação foram trocados e os computadores do Centro de Referência à Mulher foram danificados. Relatório técnico mostra que peças originais danificadas não foram repostas ou trocadas por modelos inferiores”, condenou em nota enviada à imprensa. Segundo Assis, só o pagamento dos débitos junto à Previdência Social consumirá R$135 mil por mês do montante renegociado, mais outra parcela de R$9,1 milhões de dívida em aberto sem renegociar e o pagamento da despesa do mês que gira em torno de R$ 700 mil. "Vou gastar aproximadamente R$1 milhão só com o INSS", informou. Ainda segundo o alcaide, centenas de funcionários públicos ficaram sem receber os salários de dezembro e um terço das férias de 2011 e 2012. Na educação, o impacto teria sido maior porque os professores só receberam 60% do salário base em 11 de janeiro de 2013, quando o novo prefeito passou a movimentar as contas da gestão. Já o secretário municipal da Administração e Planejamento, Kleuber Cedraz, afirmou que foi informado pela empresa de telefonia OI que existem 84 contratos de linhas telefônicas e internet Velox em nome da prefeitura. Dentre os contratos, tem canais de áudio para emissoras de rádio de Coité e Serrinha, inclusive número com DDD 71, pagos com dinheiro público. (BN)

Comente agora
27
Fev
Camaçari: Construções irregulares são removidas de APA em Barra do Pojuca
Postado por: Samile Damasceno / 17:44h

Mais de 100 barracos construídos irregularmente em Áreas de Proteção Ambiental e Preservação Permanente (APA e APP) foram removidos na localidade de Barra do Pojuca, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As construções estavam desocupadas e foram retiradas pela Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano (Sedur) nesta quarta-feira (27). Segundo a prefeitura de Camaçari, cinco barracos que estavam com moradores foram poupados na ação. A desocupação das áreas e coibição das invasões atendem a determinação do Ministério Público Estadual (MPE-BA), que definiu que áreas de domínio público e Áreas de Proteção Ambiental e de Preservação Permanente não podem ser ocupadas por habitações. (Bahia Notícias)

Comente agora
27
Fev
Oposição acusa prefeita de São Francisco do Conde de compra de votos
Postado por: Samile Damasceno / 16:55h

Denúncia encaminhada à Justiça Eleitoral pela coligação do ex-candidato às eleições em São Francisco do Conde, Antônio Calmon (PMDB), acusam o grupo político da prefeita eleita, Rilza Valentim (PT) de manipular o número de eleitores na cidade. A ação judicial pede a cassação do mandato da petista e a multa pelo crime de compra de votos. Segundo a denúncia, nos últimos dois anos 2079 pessoas se tornaram eleitores no município, o que extrapola o acréscimo anual de 10% apontada pela legislação eleitoral. A coligação de oposicionistas alega que os novos eleitores surgiram com transferência de título para a cidade. A oposição acusa um candidato a vereador aliado da prefeita, Anderson de Jesus Silva, conhecido como “Andinho” de promover as transferências irregulares. Segundo as testemunhas de acusação, Andinho se aproximava de famílias de cidades próximas e prometia ajuda financeira e cargos na administração municipal em troca dos votos. A primeira audiência sobre o caso na Justiça Eleitoral de São Francisco será nesta quinta-feira (28), na 162ª Zona. (Bahia Notícias)

Comente agora
27
Fev
Obra da UPA em Santo Antônio de Jesus está com quase 7 meses de atraso
Postado por: Samile Damasceno / 16:21h

A Rádio RBR entrevistou nesta quarta-feira (27) a secretária de saúde de Santo Antônio de Jesus, Deise Barbosa, e esclareceu alguns pontos sobre a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Deise inicia argumenta que a construção da UPA foi um convênio assinado junto ao município em 2009 com um projeto feito pela UPB e, segundo informações dos engenheiros da prefeitura, foram identificados alguns erros no projeto, precisando ser corrigido e ainda passou por uma adaptação do terreno, ajudando no longo período da execução da obra, “mas, quando tomamos conhecimento da real situação da obra, ficamos bastante preocupados, pois este é um convênio fundo a fundo com o Ministério da Saúde e, pra que essa parcela do recurso seja liberada, o município vai apresentando alguns documentos da situação da obra e o que nos preocupou foi a informação que chegou ao Ministério da Saúde que a UPA estava concluída em maio de 2012”, explica.

Para tanto, o Ministério da Saúde possui uma portaria determinando que as obras que foram formadas a conclusão, tem noventa dias para estar em funcionamento. Logo, se foi informada a conclusão da obra de Santo Antônio de Jesus em maio do ano passado, a construção está com um atraso de quase sete meses do funcionamento desse serviço, “então, isso nos preocupou muito, pois estamos assumindo a gestão e a gente não poderia arcar com uma responsabilidade dessa situação”, comenta a secretária.

O Ministério da Saúde foi acionado e uma visita técnica da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado) foi agendada para a data de hoje (27), em que duas técnicas visitaram a obra e recebeu um relatório de toda a situação. Para finalizar, a secretária argumenta que até o final do primeiro semestre espera que as obras estejam concluídas.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
27
Fev
Nova secretária de ação social fala sobre os projetos para a pasta
Postado por: Samile Damasceno / 15:32h

Assumiu hoje para a secretaria de Ação Social Kátia Araújo, ex-gerente do SAC de Santo Antônio de Jesus. Em uma entrevista à Rádio RBR, Kátia argumentou que não é da área de ação social, possuindo experiência como professora há 15 anos. Segundo Kátia, quando educadora, aproximou-se da área em que irá atuar a partir de agora, uma vez que não bastava somente dar aula, mas também conhecer cada aluno, bem como suas dificuldades.

Kátia Araújo argumentou que já há um relatório imenso de atendimentos no órgão, mas ainda não abriu para os postos, pois está implantando o sistema, garantindo que a partir da próxima semana já estará efetuando os atendimentos. A atual secretária deixa a central de marcação para assumir a Ação social, que é uma pasta maior. Sobre isso, a entrevistada argumenta que sempre participou, mesmo de longe, das ações da ação social, “participei também de um projeto patrocinado pela Petrobrás e atuei como coordenadora de assuntos sociais, onde tiramos muitos meninos da rua, ensinamos músicas e outras coisas boas que adolescentes e crianças precisam aprender”.

Sobre os projetos, Kátia diz que possui um olhar mais especial para a casa das cores, por ser um lugar em que há muitas crianças carentes, afirmando que estará acompanhando a instituição mais de perto. Outros projetos serão estudados, bem como mapear os que já estão em andamento para melhorar na execução.

Para finalizar, Kátia Araújo diz que Santo Antônio de Jesus ganhou uma secretária que está voltada para assistir socialmente as pessoas de modo geral e garante estar disposta a atender todas as demandas.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
27
Fev
SAJ: Administração anterior pode ser chamada para prestar esclarecimentos a respeito da UPA
Postado por: Samile Damasceno / 14:46h

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT), cedeu uma entrevista à Rádio RBR na tarde desta quarta-feira (27), em que foi discutido a respeito da mudança de secretariado e atual situação da construção da UPA.

Inicialmente, Humberto Leite comentou sobre a secretaria de Ação social, em que Kátia Araújo passou a assumir nesta quarta-feira (27), “Kátia é uma amiga há muito tempo e acreditamos no potencial que ela possui. Fizemos a proposta e ela aceitou de imediato, agora é trabalhar pelo bem de Santo Antônio de Jesus”, afirma. Jane Mary, nome inicial para assumir a pasta da ação social, continuará atuando no município prestando serviços na secretaria de saúde, “ela já trabalhou comigo na área da saúde e acredito que Dona Jane vai achar melhor essa mudança de vida dela”. Questionado se haverá outras mudanças no secretariado, o prefeito diz que ainda está em fase de arrumações e muita coisa pode acontecer.

Logo em que os boatos a respeito da saída de Jane Mary da ação social começaram a surgir, o esposo da mesma, conhecido Zé de Noé, relatou que Jane não havia pedido para renunciar o cargo. Sobre isso, Humberto Leite diz que Zé de Noé não ficou chateado, pois foi uma questão de negócios e não de amizade, “conversei com Zé de Noé e com André (filho de Jane) e chegamos a conclusão que não haveria problemas. A amizade continua”, relata.

Em relação à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o político diz que a construção do órgão deixou a desejar e pretende acionar o poder judiciário e convidar a população de Santo Antônio de Jesus para fazer uma visita, mostrando a péssima qualidade da obra, “a empresa construiu com material de segunda e com certeza não vamos receber a UPA nas condições que ela se encontra. Vamos acionar os construtores e, se possível, até a administração anterior, pois afirmaram que a obra estava concluída, mas isso não aconteceu, encontramos tudo desorganizado”, informa.

Em uma reunião, o prefeito recebeu os vereadores da oposição e, segundo Humberto, são todos amigos e já conviveram em outras situações, acreditando que não haverá nenhum problema durante sua administração. 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
27
Fev
Projeto da Arena Castro Alves é investigado pelo MPF
Postado por: Samile Damasceno / 13:50h

O Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) instaurou inquérito civil para apurar "possíveis danos ao patrimônio histórico e cultural" decorrentes da construção da Arena Castro Alves. O projeto, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), criaria um espaço destinado a shows com capacidade para cinco mil pessoas na praça homônima. De acordo com o MPF, a investigação foi instaurada a partir de representação de professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O espaço onde o órgão governamental deseja criar a arena é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para os arquitetos e urbanistas, a implantação de um equipamento de turismo de massa no local "prejudica o sentido de patrimônio histórico e cultural que ali é investido desde os anos 30". A procuradoria expediu ofícios ao Iphan, à Setur e à prefeitura de Salvador em que requisita informações sobre o empreendimento. (Bahia Notícias)

Comente agora
27
Fev
1º Curso do projeto Promotoras Legais Populares começa no dia 07 de março em Stº. Antº. de Jesus
Postado por: Ludimila Amorim / 11:24h

O professor Valter Almeida e o ex- vereador Ailton Santos, relataram na manhã desta terça-feira (26) na Rádio Recôncavo  sobre a criação do grupo promotor legais. De acordo com Ailton, devido a alguns fatos ocorridos ano passado no município, foi possível detectar que a violência contra a mulher era muito grande. Por este motivo, juntamente com o professor Valter, foi feito um levantamento nas comunidades da cidade, para avaliar a quantidade de mulheres que tinha interesse em participar deste movimento em prol do fortalecimento das mulheres.

Projeto Promotoras Legais Populares

O professor Valter, salientou que a ideia tem como base um projeto antigo intitulado como "Juristas Legos" que já foi premiado no Brasil e em outros países. Valter explicou que é um projeto que visa formar mulheres multiplicadoras em conhecimentos jurídicos e políticos, para que elas possam estar atuando em suas comunidades utilizando o que aprenderam como instrumento de combate a violência contra mulher. De acordo com ele, o curso é de longo prazo, tem duração  de 5 meses. Ainda segundo ele, já foi dialogado com vários órgãos, líderes comunitários e universidades da cidade para que participem. O debate vai ser realizado no dia 07/03, às 18:30h, na Sede do Nissa na  Avenida Barros e Almeida em Santo Antonio de Jesus.

Redação Voz da Bahia - Ludimila Amorim

Comente agora
27
Fev
SAJ: Coordenador do SAM esclarece boatos sobre possível saída do Shopping
Postado por: Ludimila Amorim / 11:02h

Em entrevista cedida à rádio RBR, nesta quarta-feira, o Coordenador do Serviço de Atendimento Municipal (SAM), Hélio de Aguiar, esclareceu os boatos sobre a possível saída do estabelecimento do shopping. De acordo Hélio, o SAM está na fase de avaliação das possibilidades e existe um contrato com a Prefeitura e com o Shopping que precisa ser rediscutido para saber se o serviço vai ser renovado ou não. Mas por enquanto não existe nada definido.

Motivo dessa possível mudança

De acordo com o entrevistado, o SAM quando foi criado tinha uma estrutura muito mais eficiente, todavia na atualidade negociações estão sendo feitas com o prefeito, para que o SAM seja reativado, processo no qual o mesmo passará por uma ampliação de serviços. Segundo o mesmo existe a possibilidade de trazer o PROCON e o Balcão de Justiça e Cidadania, mas esses projetos ainda estão em discussão. “Alguns boatos são feitos na intenção de prejudicar o funcionamento da nova gestão, mas a empresa tem um lado muito positivo e esclarece todas as dúvidas acerca do assunto” salienta. Hélio declarou que a pretensão é que o SAM cresça e tenha condições de atender melhor a população, passando a ter também uma amplitude regional, fazendo parcerias que sejam benéficas para Santo Antonio de Jesus.

Redação Voz da Bahia - Ludimila Amorim

Comente agora
27
Fev
Fornecimento de energia será interrompido temporariamente na Rua Alto Santo Antônio nesta quarta-feira (27)
Postado por: Samile Damasceno / 09:31h

A Coelba comunica à população que nesta quarta-feira (27), de fevereiro o fornecimento de energia elétrica será interrompido, temporariamente, na Rua Alto Santo Antônio (somente para os clientes residenciais), das 9h às 15h. Tal serviço será executado para construção e execução de obras de melhoramento da rede de distribuição.

O serviço a ser executado vai proporcionar uma melhoria na qualidade de energia fornecidos nessa área. Os trabalhos poderão ser concluídos antes do horário previsto. Para segurança dos consumidores, a Coelba alerta que eventuais reparos nas instalações elétricas e/ou equipamentos elétricos internos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas, mesmo durante a interrupção do fornecimento. Para maiores infromações, entre em contato com a nossa central de teleantendimento pelo número 0800 071 0800 ou consulte o nosso site: www.coelba.com.br

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
27
Fev
SAJ: Feirantes reclamam sobre falta de segurança no local de trabalho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:33h

Em entrevista cedida à repórter Bruna Leal, da Rádio Recôncavo, o feirante Lourival Vieira, fez reclamações a cerca de roubos que estão acontecendo freqüentemente na feira do município. De acordo Lourival, ele trabalha na feira aos sábados no galpão de frutas e já foram levadas seis facas da barraca dele, o entrevistado salientou que cada faca custa em média R$ 60,00. O mesmo solicita que o prefeito intensifique a segurança na área que esta sem apoio e suscetível a ação de ladrões. Ainda de acordo com o feirante, outros casos de furtos também já ocorreram em outras barracas e ninguém conseguiu identificar os criminosos em nenhum dos acontecimentos. Os feirantes solicitam que a prefeitura tome as providências necessárias para melhorar essa situação.

Redação Voz da Bahia Ludimila Amorim

Comente agora
26
Fev
Embasa: Água suja e com forte odor revolta moradores de Stº. Antº. de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 20:46h

Moradores de alguns bairros de Santo Antonio de Jesus estão há três dias reclamando sobre o fornecimento e a má qualidade da  água fornecida pela Embasa. Segundo eles, o líquido está chegando às residências suja e com forte odor. Várias pessoas entraram em contato com a Redação do Voz da Bahia relatando  que a água está com uma coloração amarelada ou marrom, quando deveria ser incolor, inodoro e insípido.

Além das reclamações supracitadas, ainda constam algumas indagações acerca da falta d’água constante em algumas ruas durante a noite. Os cidadãos esperam que a Embasa, órgão responsável pelo fornecimento de água, resolva os transtornos. 

Reportagem e foto  Voz da Bahia - Samile Damasceno

Água  fornecida pela Embasa hoje pela manhã 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com