As comentadas


Bom dia , Terça-feira, 03/03/2015









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

26
Set
SAJ: Projeto Sorrir pede doações de brinquedos para o Dia das Crianças
Postado por: Samile Damasceno / 17:26h

Colaboradores do Projeto Sorrir, em Santo Antônio de Jesus, pedem a colaboração das empresas do município em doações de brinquedos para as crianças que fazem parte do Projeto. Tais contribuições serão entregues aos menores no Dia das Crianças. “Queremos oferecer à elas um dia de alegria”. 

Telefone de contato: (75) 9954-8123  / 8856-1091 

2 comentários
26
Set
Gov. Mangabeira: Secretaria realiza última etapa da regularização dos táxis
Postado por: Fábio Santos DRT 8769 / 17:13h

‘Agora está melhor, muito organizando. Assim, podemos ir para qualquer lugar do Brasil’ – com um sorriso no rosto, Pedro da Silva 34 anos, taxista do município retrata a contentamento de seu veículo encontra-se regular, e com os adesivos sinalizando que o carro é um Táxi.  Em um trecho de sua fala, o taxista ressaltou que diversas pessoas não se sentiam bem em entrar num veículo que não tinha a identificação de táxi: “ Homem entrar em qualquer lugar, mas mulher é mais complicado,  muitas tinham medo de entrar no carro, pois não tínhamos adesivos que mostrava ser uma táxi” finalizou. A Secretaria de Transportes do Município realizou a última etapa de regularização dos carros táxis na cidade, segundo o  gestor da pasta, Clesriston Guinha Pereira,  os serviços são essenciais para se obter um transporte público de qualidade. ‘Tínhamos a necessidade de realizar um levantamento de todos os taxistas, pois queríamos organizar os serviços da classe, e  graças Deus, todos entenderam que o ato que vem sendo consolidado é uma alternativa benéfica para o Município e os integrantes da categoria; todo mundo ganha em qualidade’ - destacou o secretário.

Ações futuras:

Cleriston ressaltou que a Secretaria iniciará na próxima segunda-feira (30) a fiscalização, para que pessoas más intencionadas não prejudiquem o curso dos trabalhos, tão pouco atrapalhe o desenvolvimento da categoria. “Vamos fiscalizar com nossos agentes de transito, e não iremos aceitar que nenhum  motorista que exerce  a função de taxista trabalhe sem os devidos credenciamentos,  pois  a prioridade é manter as condições de trabalho favoráveis para aqueles que estão dentro da lei.”

A associação:

Uma associação será constituída entre os taxistas, com intuito de deixar os serviços com mais precisão.  - Com a associação teremos  uma diretoria  para que reivindique dos Poderes nossos direitos, quando necessário “-  pontuou um taxista.

Com menos de dois meses a frente do setor de Trânsito no município, o secretário Cleriston Guinha, já adotou medidas que estão aos poucos gerando um melhor conforto aos cidadãos que necessitam de ação como essas realizadas; o transporte alternativo era um dos quesitos dentro da conjuntura administrativa que mais preocupava. De acordo com a Secretaria de Transportes, os proprietários de carros-táxis, que não estejam devidamente ‘autorizado’ pelos órgãos competentes para exercer suas funções, e tentarem barrar as normas, terão seus veículos multados e apreendidos pelos ficais. Segundo Cleriston,  outras ações serão realizados ao curso do período que esteja como Secretario de Transportes de Gov. Mangabeira. 

 

Fábio Santos- Voz da Bahia

Comente agora
26
Set
1º Café com indústria reúne colaboradores do setor no Espaço Empresarial
Postado por: Samile Damasceno / 16:22h

O primeiro café com a indústria realizado pelas Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus em parceria com a FIEB aconteceu no dia 26 de setembro no Espaço Empresarial. O evento contou com a presença de 21 indústrias da cidade e teve como principal finalidade apresentar o portfólio de serviços das entidades empresariais e do Sistema FIEB para o setor. Em sua fala, o gerente do Espaço Empresarial, Wenderson Brito, relatou aos presentes a constante preocupação das Entidades Empresariais com o desenvolvimento do setor industrial em toda a sua trajetória na cidade. Wenderson ainda lembrou a antiga luta para a aquisição do terreno onde está alojado o Distrito Industrial da cidade e a atual campanha para a construção de um novo distrito que abarque mais indústrias, impulsione o mercado de trabalho e traga mais desenvolvimento ao município. “Todas as indústrias que nós temos em Santo Antônio de Jesus são fruto do empreendedorismo de visionários locais e isso não pode ser esquecido. Já somos o comércio mais barato da Bahia e no que depender das entidades empresariais, a cidade será também uma referência industrial em todas as esferas”, afirmou Wenderson.

Comente agora
26
Set
SAJ: Secretaria Municipal de Administração e Planejamento promove Encontro de Gestão Pública
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:43h

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Administração e Planejamento, realizou no dia 23 de setembro,  o  1º Encontro Técnico de Gestão Pública, com a participação de diretores,  coordenadores e técnicos, tendo como palestrante principal  o Coordenador de Assistência aos Municípios- CAM, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, Sr. Antonio Dourado Vasconcelos, abordando sobre Inovações da Gestão Pública e Aspectos Relevantes das Despesas de Pessoal. O Processo de Encerramento de Exercício e MCASP, foi abordado pelo Palestrante Marcus Vinícius Passos de Oliveira da PI Contabilidade. O   prefeito Humberto Leite que  participou do evento, destacou a importância de se buscar o equilíbrio das contas públicas e disse que o encontro visou munir os técnicos da Prefeitura dos conhecimentos necessários para garantir a saúde financeira do Poder Executivo. "Todas as secretarias têm suas despesas e todo mundo tem que economizar até o final do ano. Eu resolvi chamar todos os meus colaboradores até porque muita gente vai ter que ajudar de alguma forma" alertou o prefeito.

Comente agora
26
Set
Evento formaliza convênio entre prefeitura e JUCEB em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 15:41h

Na manhã desta quinta-feira (26) ocorreu um evento em Santo Antônio tendo como objetivo formalizar o convênio entre a prefeitura municipal e a JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia) no sentido de implementar a rede nacional de significação de regin de empresas. Em entrevista à Rádio Andaiá FM, o presidente da JUCEB, Francisco Nobre, argumentou que a implantação desse sistema possibilita ao empresário ou contador fazer a consulta de registro de empresa através da internet. Esse registro é um projeto nacional. “O que nós do Estado da Bahia estamos trazendo é a disseminação entre os demais municípios”, salientou.

O secretário da Fazenda de Santo Antônio de Jesus, Raimundo Nonato, argumentou ainda que não houve resistência entre os comerciários da cidade sobre a implementação da nota fiscal eletrônica. “Eles sabem que a era digital é presente e futuro, então esse sistema irá trazer muita facilidade”, disse. Para o secretário, o novo sistema facilitará até a abertura de um comércio, basta se encaminhar à JUCEB com toda a documentação. Para os contadores ou empresários que não se fizeram presentes ao evento, Nonato afirma que a secretaria da fazenda estará a disposição para possíveis dúvidas. 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
26
Set
'Salvador não fará festa de fim de ano no Farol da Barra, diz secretário
Postado por: Samile Damasceno / 15:23h

O Farol da Barra, em Salvador, não receberá festas de fim de ano em 2013, é o que informa nesta quinta-feira (26), o secretário municipal de Cultura, Guilherme Bellintani. De acordo com o gestor, a mudança é por conta das obras de requalificação na região da Barra, nas ruas Barão de Itapuã e Professor Lemos de Brito. "Nós não podemos realizar nenhuma festa lá na Barra por conta das obras de requalificação da região. Nossa prioridade é o carnaval de Salvador em 2014. A decisão de não fazer a festa no local foi tomada há 60 dias, desde que iniciamos o projeto de requalificação na Barra. A festa está prevista para acontecer ou no Jardim de Alah ou na Praça Cairu, no Comércio da capital", completou. De acordo com informações do secretário, o local que deverá receber a festa está passando por um estudo técnico que avalia a dimensão do palco, a quantidade de pessoas que irá receber, o acesso do público, entre outros. Sobre uma possibilidade do evento acontecer no bairro do Rio Vermelho, o secretário descarta.

Comente agora
26
Set
Projeto de Lei que legaliza o uso e porte de drogas será discutido em evento em S. A. de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 14:14h

Um evento será realizado em Santo Antônio de Jesus para se discutir a questão da legalização das drogas. A respeito disso o Major Castilho, em entrevista à Rádio Recôncavo FM, informou que o evento está sendo realizado pelos alunos do 2º semestre do curso de Direito da Facemp (Faculdade de Ciências Empresariais). Como convidado para explanar sobre a questão, o Dr. Valdir Santos, advogado da União e presidente do Tribunal de Ética da OAB, estará na próxima sexta-feira (27) no auditório do Colégio Santo Antônio, às 19h30min. O convidado irá conversar sobre o projeto de lei do Senado, número 236 do ano de 2010, que prevê a legalização do uso e do porte de todas as drogas. “Muitos falam a respeito dessa legalização, mas pensam que se dará apenas ao uso da maconha e não é o que prevê o projeto que vai tramitar no Senado”, disse. O major ressalta que 87% da população é contra este projeto de lei, “mas estão mal informadas a respeito dessa legalização. Não sabem exatamente do que se trata, então o Dr. Valdir virá esclarecer alguns tópicos e algumas questões que estão sendo emitidas pela imprensa e as pessoas não recebem a informação adequadamente”, relata. O evento será aberto ao público e o Major pede que levem um Kg de alimento não perecível. 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
26
Set
Incêndio em Santa Catarina pode durar até esta sexta
Postado por: Samile Damasceno / 13:28h

Mais de 30 horas após o início do incêndio químico em São Francisco do Sul, o comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina estima que os trabalhos de contenção continuarão até sexta-feira, 27. "Temos que conter a fumaça e chegar até o centro da reação química para neutralizá-la", disse o coronel Marcos Oliveira nesta quinta-feira, 26. Com uma retroescavadeira, as equipes retiram parte do material que está intacto, para diminuir o risco de explosões. Desde a madrugada de quarta-feira, 25, quando os bombeiros foram acionados, foram utilizados mais de 200 mil litros de água. No depósito estavam armazenados 10 mil litros de fertilizante à base de nitrato de amônia, produto químico oxidante, que produz fumaça sem chamas. Por isso, o objetivo é resfriar a reação. A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) também está atuando no local. Durante o incêndio o trabalho é de auxílio no controle. Depois, técnicos irão investigar se a fumaça causou algum tipo de dano ambiental. "Vamos fazer estudos da qualidade do ar, solo e água periodicamente para levar informação e segurança às pessoas" prometeu o presidente Gean Loureiro. (Msn)

Comente agora
26
Set
IBGE: Salvador tem a maior taxa de desemprego em agosto
Postado por: Samile Damasceno / 13:09h

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (26) a taxa de desemprego apurada nas seis principais regiões metropolitanas em agosto. O índice atingiu o menor nível registrado em 2013, com registro de 5,3%, ante os 5,6% apurados em julho e os 6% em junho deste ano. O rendimento médio real dos trabalhadores subiu 1,7% em relação a julho e 1,3% na comparação com agosto de 2012. A pesquisa mostra que Salvador registrou a maior taxa de desemprego entre as regiões pesquisadas, com 9,4% - uma "alteração significativa" em relação a agosto de 2012, quando a taxa foi de 6,4%. Em julho deste ano, a taxa de desocupação na capital baiana ficou em 9,3%. Porto Alegre foi a região com registro de menor taxa, de 3,4% em agosto, ante 3,7% em julho e 3,5% em agosto de 2012. (Agência Estado)

Comente agora
26
Set
SAJ: Cidadão reclama das péssimas condições que se encontra o bairro Barro Vermelho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:04h

Um cidadão ligou para a Rádio Andaiá FM na manhã desta quinta-feira  (26),  para reclamar sobre a situação que se encontra o bairro Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus. Segundo o reclamante há mais de 29 anos que a prefeitura vem medindo a referida rua para a realização do calçamento e nada é feito, “ontem à noite a prefeitura colocou  umas pedras em frente a minha casa que está parecendo uma pedreira, eles só aparecem aqui no período da política”, desabafou. O ouvinte pede encarecidamente que o prefeito olhe para os moradores da localidade. “As pessoas conhecem nossa rua como ‘rua da bosta’, queremos um nome digno para a mesma”, finalizou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Set
SAJ: Ludimila ferber abre o 12º Congresso de Mulheres na Praça Padre Mateus nesta quinta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:49h

Comente agora
26
Set
Acajutiba: Ex-vereador Cocó é condenado por criar 'sessão fantasma' para prejudicar aliado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:38h

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Acajutiba, município do nordeste baiano, Cosme Dantas de Souza, o "Cocó" (PTC), foi condenado a dois anos e oito meses de prisão, substituídos por prestação de serviços à comunidade e multa, por falsidade ideológica. Segundo a sentença, ele "falsificou documentos" em 2012 para publicar no Diário Oficial uma sessão da Casa Legislativa que não existiu. A "sessão fantasma" desaprovava as contas de 2004 do ex-prefeito e candidato novamente ao posto José Luiz Mendes Brito, seu colega de partido. Cocó é casado com a então candidata a vice-prefeita pela chapa de oposição a Brito, Aldaci Lima de Souza. Na decisão, feita a partir de denúncia impetrada pelo Ministério Público da Zona Eleitoral da cidade de Esplanada, a juíza Marina Kümmer de Andrade fundamenta que "nunca houve sessão legislativa cuja pauta fosse a aprovação das contas em tela, bem como não houve elaboração de parecer pela Comissão de Orçamento, Finanças e Contas". "A desaprovação das contas teria o condão de gerar indeferimento do registro de candidatura de José Luiz Mendes Brito. [...] A finalidade da falsidade do documento público em comento era especificamente eleitoral, vista a afastar a candidatura de José Mendes em benefício da chapa oponente da qual a esposa do réu faz parte", argumentou a magistrada. Ela também pede que o processo seja encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para que sejam adotadas providências relativas à suspensão dos direitos políticos do trabalhista cristão. O ex-vereador pode recorrer à determinação. O Bahia Notícias entrou em contato com Cocó, mas as ligações não foram atendidas ou retornadas. A música de espera do celular do condenado, no entanto, é o sucesso "Eu quero ver você correndo atrás de mim", da banda Aviões do Forró. Não se sabe se a trilha sonora é incidental ou se ele decidiu expor os seus sentimentos através da mensagem eletrônica.

Comente agora
25
Set
Bairros de Salvador e RMS ficarão sem água nesta sexta-feira; confira lista
Postado por: Samile Damasceno / 16:11h

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai interromper o fornecimento de água em alguns bairros de Salvador e seis municípios da Região Metropolitana (RMS) nesta sexta-feira (27), a partir das 5h da manhã. A interrupção vai acontecer por conta de uma obra que vai colocar em operação novas adutoras de água. O abastecimento está previsto para voltar a partir das 20h, de forma gradativa. Em Salvador, os bairros mais afetados por esta interrupção estão situados no entorno da BR 324 e da Avenida Suburbana. Segundo a Embasa, imóveis com rede interna adequada e reserva suficiente para o consumo de seus moradores não sentirão os impactos da interrupção no fornecimento de água. A empresa priorizará o atendimento com carros-pipas para hospitais, creches e escolas. A obra deve ampliar em 20% o abastecimento de água em Salvador, beneficiando principalmente a região do subúrbio rodoviário e ferroviário. Os municípios da RMS afetados  serão Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e parte de Camaçari (Sucupió, Busca Vida, Vivendas do Joanes e Catu de Abrantes, Conjunto Reserva Parque Imanaim).

Confira a lista de bairros que sofrerão com a interrupção do abastecimento de água por conta da obra:

Comente agora
25
Set
Ilhéus: Tramitação de projeto de lei que pede aumento de verba municipal pode ser suspensa
Postado por: Samile Damasceno / 15:52h

O Ministério Público estadual entrou com uma ação cautelar, com pedido de liminar, nesta segunda-feira (23), contra um projeto de lei, aprovado pela Câmara de vereadores de Ilhéus, que pede abertura de crédito adicional especial ao orçamento municipal de R$ 900 mil. O órgão quer a suspensão do andamento do projeto. De acordo com O MP, o projeto foi aprovado pela Comissão de Justiça e Finanças para o pagamento de despesas da administração anterior, sem que tenha sido feita prova da sua inclusão em restos a pagar. Além disso, o plenário apreciou a matéria sem que a diligência pedida por um dos membros da comissão fosse cumprida. Segundo a promotora Karina Cherubini, ainda não se sabe a origem do dinheiro a ser utilizado para quitar a dívida. “Pela alardeada carência de recursos financeiros do Município de Ilhéus, constantemente enfatizada pelo seu gestor, seja para realização do Carnaval, para justificar a impossibilidade de concessão de reajustes salariais aos servidores ou pedir auxílio ao Governo do Estado, pretender crédito adicional para pagar despesa de exercícios anteriores, contraída pelo seu antecessor, é, no mínimo, paradoxal”, afirma. O MP também pede que o projeto não seja levado ao Executivo Municipal por 90 dias e caso isso já tenha acontecido, seja suspensa a sanção e sua publicação,e se já tiverem sido efetuadas, seus efeitos sejam suspensos pelo mesmo prazo. (BN)

Comente agora
25
Set
Moradores da Capelinha de São João, em S. A. de Jesus, reclamam das péssimas condições das estradas vicinais
Postado por: Samile Damasceno / 15:37h

Os moradores da localidade Capelinha de São João, próximo ao Casco, entraram em contato com a redação do Voz da Bahia para reclamar das péssimas condições que se encontram a estrada que dá acesso à Santo Antônio de Jesus. Uma das moradoras relatou que até de moto está difícil de transitar por causa dos buracos. “Existem pessoas idosas e com problemas de saúde que precisam se locomover até a cidade. Como o transporte coletivo não vai até a localidade, é preciso pegar uma moto táxi, agravando ainda mais o problema com o ‘sacolejo’ causado pelas condições da estrada”. A cidadã não restringiu o problema apenas para a localidade onde reside. Segundo ela, a maioria das estradas vicinais de Santo Antônio de Jesus está intransitável. Diante disso, os moradores deixam um apelo aos órgãos responsáveis para que resolvam a situação.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
25
Set
SAJ: MP proíbe construção de muros no ‘Minha Casa Minha Vida’; para cidadã, os muros dariam mais segurança
Postado por: Samile Damasceno / 14:51h

O Ministério Público de Santo Antônio de Jesus proibiu que os moradores do Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida realizassem a construção de muros nas residências. A respeito disso, uma moradora do Conjunto Habitacional, identificada como Edilene, entrou em contato com Rádio Recôncavo FM e questionou sobre esta proibição. Segundo a cidadã, há pessoas de bem que residem no Condomínio, “mas há também aquelas pessoas que não pensam em fazer coisas boas. Um dia minha filha estava lavando roupa na lavanderia, quando chegaram dois homens de moto e ficaram observando ela. Eles foram se aproximando e ela gritou a vizinha, entrou em casa e fechou a porta. Se não houvesse tempo de fechar a porta, o que seria dela?”, questionou. Ela coloca que a construção dos muros é uma forma de dar segurança aos moradores. Edilene diz que respeita o Ministério Público, mas reafirma que um muro no quintal das residências seria mais seguro. “Nós que temos filhos pequenos e precisamos sair para trabalhar, então precisamos de mais segurança”, disse. Ao finalizar, a cidadã solicita ao Promotor que pense nesta questão, uma vez que não está querendo luxo, apenas segurança. 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
25
Set
Cade pode condenar clínicas e hospitais de 4 cidades por cartel
Postado por: Samile Damasceno / 14:31h

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a condenação de 23 hospitais e clínicas nas cidades de Londrina (PR), Campina Grande (PB), Feira de Santana (BA) e Vitória (ES) por formação de cartel no mercado de serviços hospitalares. A recomendação consta de pareceres publicados nesta quarta-feira (25). Neles, a Superintendência também sugere a condenação de quatro entidades representativas, duas na Paraíba e duas na Bahia, acusadas de influenciar a “pratica de conduta uniforme” entre suas associadas. De acordo com o Cade, as investigações apontam que hospitais e clínicas das quatro cidades tentavam negociar coletivamente com operadoras de planos de saúde a cobrança de preços mais altos pela prestação de seus serviços. Em caso de recusa, os estabelecimentos se descredenciavam dos planos. “A Superintendência entendeu que a negociação e o estabelecimento conjunto de preços e outras condições por parte das instituições de saúde investigadas configura prática de cartel”, diz nota divulgada nesta quarta pelo Cade. "Foi verificado que o consumidor estava sendo prejudicado tanto pela falta de atendimento, provocado pelos descredenciamentos simultâneos de diversos serviços médicos, quanto pela possibilidade de acréscimo nos custos do atendimento, em razão do potencial repasse, pelos planos de saúde, dos aumentos de preços exigidos pelas clínicas e hospitais”, completa a nota.

Comente agora
25
Set
Policiais federais realizam protesto em Salvador
Postado por: Samile Damasceno / 13:44h

Policiais Federais lotados em Salvador realizaram manifestação na manhã desta quarta-feira (25), na Praça Municipal, contra a falta de infraestrutura da instituição. O grupo distribuiu panfletos em frente à sede da prefeitura. De acordo com o agente da PF e representante do movimento, José Mário, a organização está sucateada. "A Polícia Federal está perdendo espaço nas suas atribuições ao longo do tempo de atuação, justamente por falta de infraestrutura", relatou ao Aratu Online, ao informar que os agentes não têm embarcação para fazer o policiamento dentro da Bahia. Os manifestantes foram recebidos pelo chefe de gabinete do prefeito ACM Neto (DEM), João Inácio Roma Neto, que prometeu conversar com os parlamentares baianos para sensibilizar o governo federal. (BN)

Comente agora
25
Set
Caravanas de produtores têm inscrição grátis no Congresso Brasileiro de Mandioca
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:20h

Caravanas de produtores estão isentas do pagamento da inscrição no XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM), que vai acontecer de 21 a 25 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA), numa realização da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia. Segundo o pesquisador Carlos Estevão Cardoso, presidente da comissão organizadora do evento, a ideia é que as secretarias municipais de agricultura viabilizem a participação de associações de produtores. “As secretarias precisam enviar e-mail para inscricoes@gt5.com.br informando o nome do município, o número de integrantes e o número da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) dos produtores”, explica. Se os produtores desejarem participar dos minicursos deverão pagar a taxa de 20 reais cada.

Comente agora
25
Set
População interdita BR-135 por conta da falta de água em Cristalândia no PI
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:14h

A população de Cristalândia do Piauí, a 900 Km ao Sul de Teresina, interditou a BR-135, que liga o Piauí ao estado da Bahia, após um protesto que teve início às 7h dessa quarta-feira (25). De acordo com Diogo Lisboa, um dos organizadores do movimento, a manifestação é por conta da falta de água na cidade. “Nós sofremos há mais de 20 anos com essa situação. A barragem que tem aqui não é suficiente para a população. Nas torneiras não tem água de jeito nenhum. A Agespisa chegou a perfurar três poços, mas até o momento eles não têm nenhuma utilidade”, relatou. Para interditar a rodovia, os manifestantes utilizaram troncos de árvores e pneus. Os veículos ficaram proibidos de trafegar pela BR causando um grande congestionamento que dificultou o acesso às cidades vizinhas de Corrente e Formosa, na Bahia. “Trouxemos cartazes com pedidos de água para o município para ver se chamamos a atenção das autoridades”, disse Diogo. Ainda segundo o manifestante, a via só será liberada após uma reunião com representantes da Agespisa e do Governo do Estado. “Não vamos liberar enquanto não tivermos uma resposta satisfatória, pois já vieram aqui várias vezes e nada foi feito por nós. Queremos atitude e não promessas”, afirmou. No dia 10 de setembro, os moradores interditaram a mesma rodovia e a reclamação era a mesma: falta de água. Na época, após seis horas de protesto um representante da Agespisa negociou com os manifestantes e a BR foi liberada. (G1/Foto: Diogo Lisboa)

Comente agora
25
Set
ASFICAG lançará etapa do Projeto Adote um ‘Aluno de Música’ com patrocínio Natulab, em S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:29h

Toda a equipe da Associação Filarmônica Carlos Gomes- ASFICAG, através do diretor presidente Carlos Reis, informa a população a respeito do lançamento da segunda etapa do Projeto Adote um Aluno de Música, que acontecerá no dia 03 de outubro a partir das 19h30h, na sede do órgão situada na Praça Padre Mateus, Nº 27, 1º andar em Santo Antônio de Jesus. O músico saxofonista Marcos Café e a banda de Jazz Allef Vassourinha trio, estará presente no evento. O Proeto, tem em sua meta principal a inclusão social de criança e adolescente através da música, “salientamos que o projeto teve sua atuação com sucesso no ano de 2012, onde 110 alunos foram contemplados com aulas de iniciação musical. No ano de 2013 o projeto ficou inativo durante 8 meses”, disse o diretor. Oo grupo Natulab, empresa engajada com a inclusão social, abraçou essa causa, fortalecendo as ações da ASFICAG, que ao longo de sua história tem se dedicado exclusivamente a inclusão social e a promoção e aprendizado da música, oportunizando crianças, jovens e adolescente nesse universo da arte e cultura. Agregando assim, a tradição de música de filarmônica ao acesso ao aprendizado de instrumentos populares, a exemplo de teclado, bateria, violão e canto. As inscrições estarão abertas a partir do dia 24 de setembro a 01 de outubro das 8h da manhã a 12 h e das 14 h as 17 h, serão contemplados 140 crianças e adolescentes.

Comente agora
25
Set
SAJ: Câmara realiza primeira sessão itinerante do ano na localidade do Bonfim
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:43h

Nesta quinta-feira, dia 26, a Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus realiza a primeira sessão itinerante na localidade do Bonfim, a partir das 18h, na zona rural, para ouvir dos moradores locais o que precisa ser melhorado na comunidade. A sessão é aberta a todos os moradores. O projeto de sessão intinerante é de autoria do vereador Valdemar de Farias, o popular Dema do Leite. Segundo ele, além dos vereadores, representantes de várias instituições vão participar para ouvir as demandas dos moradores. "Vamos levar Coelba, Sebrae e outras entidades que as pessoas que mopram nas comunidades rurais não tem acesso com facilidade. É um projeto antigo que solicitei ao presidente da Câmara, Marcos Lessa, que executasse nesta legislação", explicou o vereador.

Segundo o vereador Marcos Lessa, presidente da Câmara, o fato de levar a sessão às comunidades, objetiva estreitar o relacionamento do Poder Legislativo com o povo, principalmente aos moradores da zona rural.. "As Sessões Itinerantes tem o intuito de alcançar parte da população que não frequenta a Câmara Municipal", explicou. Durante as reuniões os vereadores se encontram com os moradores para conhecer os problemas locais, com o objetivo de, através de ofícios e requerimentos, buscar solução junto ao Executivo. Com o objetivo de conhecer as reivindicações dos moradores, as sessões itinerantes vão acontecer em diversas comunidades rurais, com a participação de todos através do uso da tribuna popular, com um tempo limitado de duração, onde a população levará aos representantes do Legislativo suas demandas. (Ascom Câmara Saj)

Comente agora
24
Set
Índios acampam no CAB em Salvador para exigir realização de concurso
Postado por: Letícia Oliveira / 22:28h

Um grupo de 60 índios pataxó hã-hã-hães, kaimbés, tupinambás de Olivença e tuxás continua acampado, nesta terça-feira (24), na recepção da Secretaria de Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Segundo um dos líderes, Agnaldo Pataxó Hã-hã-hãe, o ato tem a finalidade de pressionar o governo para a realização de um concurso público para professores indígenas da rede estadual de ensino e acontece por tempo indeterminado. Segundo o A Tarde, os índios atuam em escolas estaduais de diversos municípios baianos sob Prestação de Serviço Temporário (PST). De acordo com Agnaldo, existem pessoas que trabalham há mais de 13 anos neste regime, que não garante benefícios trabalhistas ao indígenas, nem mesmo o salário de um concursado. Agnaldo ainda diz que os índios dialogam com o governador Jaques Wagner desde o ano passado. Segundo o pataxó, o chefe do Executivo garantiu que o processo seletivo seria feito ainda em junho de 2012, mas o concurso foi remarcado para novembro deste ano. O edital, porém, não foi publicado até o momento.

Comente agora
24
Set
Capital: Requalificação da orla da Barra mudará itinerário de 76 linhas que passam pelo bairro
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:26h

O itinerário de 76 linhas de ônibus vai passar por mudanças a partir deste sábado (28), quando começa a vigorar as alterações de trânsito necessárias para viabilizar o projeto de requalificação da orla da Barra. Os coletivos que circulam pelo trecho em obras da Avenida Oceânica, entre as esquinas das ruas Barão de Itapuã e Professor Lemos de Brito, terão suas rotas modificadas. Como o bloqueio vai impor também alterações no sentido de tráfego, alguns pontos de ônibus serão relocados, como os das ruas Marquês de Caravelas e Barão de Itapuã, que passarão para o outro lado da via. Além disso, será criada uma nova parada na Avenida Princesa Isabel, perto do Porto da Barra. Os pontos de ônibus entre o Farol e a Rua Barão de Itapuã serão eliminados nos dois sentidos da orla. Já na Rua Marques de Leão, Alameda Antunes e Praguer Fróes não haverá alterações. As linhas provenientes da Ladeira da Barra e Av. Princesa Isabel com destino à Av. Oceânica ou à Rua Barão de Itapuã farão o seguinte itinerário: Ladeira da Barra, Av. Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Miguel Burnier, Rua Airosa Galvão, Av. Oceânica. As linhas que partem da Av. Oceânica com destino à Ladeira da Barra devem ir pela Av. Oceânica, Rua Marquês de Caravelas, Rua Alameda Antunes, Av. Princesa Isabel e Ladeira da Barra...

Comente agora
24
Set
Prefeito de Santo Antônio de Jesus recebe pastor da 'Caminho ao Deus Vivo' em seu gabinete
Postado por: Letícia Oliveira / 21:18h

  1. Vereador Chico, Pastor Fernando, Humberto e Pastor Gilberto

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Soares Leite (PDT), recebeu na última  sexta-feira, (19), em seu gabinete, o pastor Gilberto Passos, liderança evangélica, responsável pela Caminhada da Paz, que acontece anualmente neste município. Reconhecendo o esforço do novo gestor, em sua administração atuante, principalmente voltada ao favorecimento dos mais humildes, o pastor Gilberto Passos, hipotecou o seu apoio ao prefeito Humberto Leite, colocando-se à disposição e o parabenizou pelo brilhante trabalho que está realizando. O prefeito agradeceu o apoio recebido e disse que a comunidade evangélica representa uma grande parcela da população local, reconhecendo o trabalho dos líderes religiosos em favor da cidade, e por isso na sua gestão este espaço sempre estará aberto para todos. Na ocasião da visita oficial ao gabinete do prefeito Humberto Leite, o pastor Gilberto Passos, líder da Igreja Caminho ao Deus Vivo, apresentou o projeto do show e Caminhada da Paz 2013, solicitando do prefeito Humberto Leite, apoio para o evento. O gestor municipal garantiu  apoio da administração naquilo que for necessário com amparo legal. Além do líder da Igreja Caminho ao Deus Vivo, participaram da audiência com o prefeito, o pastor da Igreja Palavra Viva, Dr. Fernando Gomes (PR), que articulou o encontro, o vereador Chico de Dega (PDT) e o chefe de gabinete Joanito Barbosa (PP). O prefeito disse que foi um encontro agradável, pois conhece o trabalho que o pastor Gilberto Passos desenvolve; este apoio é para somar, quem ganha é o povo de Santo Antônio de Jesus. Para o líder religioso, “não obstante às dificuldades que todos os municípios atravessam a nossa cidade vai bem, temos que orar, sem Deus é impossível governar e vencer, estamos aqui para isso”, acrescentou. (ASCOM / PMSAJ)

Comente agora
24
Set
Mesmo com greve, agências dos Correios funcionam em Salvador
Postado por: Samile Damasceno / 15:13h

Mesmo com a greve dos funcionários, as agências dos Correios abrem em Salvador. Segundo a empresa, os serviços são oferecidos normalmente. O Sindicato diz que embora o atendimento ao público seja realizado normalmente, as entregas das correspondências ocorrem com atraso. "A postagem é realizada, mas a chegada da encomenda será demorada. Os atendimentos são prejudicados porque as agências estão abertas, mas nem todos trabalham", afirma Simone Soares Lopes, presidente do sindicato na Bahia. Neide Bonfim trabalha com venda de fantasias infantis e diz que utiliza os serviços dos Correios com frequência. “Toda semana envio alguma coisa e não percebi nenhuma mudança por conta da greve nas postagens, mas em casa não recebi nada desde que a greve começou. Minhas postagens estão indo normal, minhas clientes dão feedback pelo Facebook, até fiquei preocupada quando começou a greve. Se as contas não chegarem, vou pagar pela internet, para mim não faz muita difereça porque a maioria das contas estão cadastradas no débito automático”, afirma Neide. O aposentado Wilson Martins também notou a mudança das correspondências em casa, mas afirma que suas postagens são realizadas com tranquilidade. “Senti diferença no recebimento das faturas, mas pego pela internet. Sobre as postagens, os funcionários informaram que as correspondências são encaminhadas normalmente para os locais que não estão em greve", observa Wilson. 

Comente agora
24
Set
Conselheiros de Santo Antônio de Jesus aguardam dois meses por nomeação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:45h

Dois meses após a eleição dos novos membros do Conselho de Cultura de Santo Antônio de Jesus, a 107 quilômetros de Salvador, os representantes do órgão ainda não foram nomeados oficialmente pelo poder público municipal. A lentidão impede o início dos trabalhos e a estruturação do Sistema Municipal de Cultura. Os conselheiros foram eleitos durante a IV Conferência Municipal de Cultura, no dia 23 de julho. A posse está suspensa por causa do Projeto da Lei 1.185/12, em fase de tramitação na Câmara de Vereadores. Essa lei deveria apenas normatizar a adequação do município ao Sistema Municipal de Cultura, porém, o poder Executivo aproveitou para incluir emendas que passam automaticamente a presidência do Conselho Municipal de Cultura ao secretário de cultura Murilo Miranda. Outro fato polêmico é que as mudanças propostas pelo Executivo garantem que os novos conselheiros sejam reeleitos após o mandato de dois anos, o que não era permitido. O fato se tornou um estopim para eclodirem diversas divergências entre os novos membros eleitos e o poder público municipal, como afirma o conselheiro Almiro Leal, eleito para representar o setor empresarial. “A demora na nomeação impede a elaboração do Plano Municipal de Cultura e do regimento interno do Conselho, já que ninguém foi empossado”, lamenta.Leal explica que além de fiscalizar as ações da Secretaria de Cultura, o Conselho precisa cumprir uma agenda mínima para garantir que Santo Antônio de Jesus receba verbas do Sistema Nacional de Cultura, elabore o Plano Municipal de Cultura e crie o Fundo Municipal de Cultura.(Ascom)

Comente agora
24
Set
'Máfia dos contracheques' pode ter desviado até R$ 5 milhões da prefeitura de Itabuna
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:29h

O relatório final da auditoria realizada no setor de Recursos Humanos da prefeitura de Itabuna, que investigou supersalários de servidores, será enviado ainda esta semana para a Procuradoria Jurídica do Município e Ministério Público. Segundo o blog Políticos do Sul da Bahia, a auditoria, que abrangeu o período entre 2006 e 2012, chegou a identificar casos de pessoas que deveriam ganhar um salário mínimo, mas chegavam a receber valores 10 a 15 vezes maiores. Calcula-se que a “máfia dos contracheques” tenha desviado cerca de R$ 5 milhões da prefeitura. A Procuradoria Jurídica realizará o processo administrativo e, comprovada a culpabilidade, os acusados serão demitidos. Já o Ministério Público instaurará uma investigação criminal, o que pode resultar em prisão dos envolvidos. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Set
Caminhoneiros protestam contra lei de carga e descarga em Salvador
Postado por: Samile Damasceno / 17:21h
  • Um grupo de caminhoneiros realiza um protesto na tarde desta segunda-feira (23), na Avenida Paralela, em Salvador. Segundo as informações da Transalvador, são cerca de 100 trabalhadores que protestam contra o decreto de carga e descarga que começou a valer no início do mês. Ainda segundo o órgão, os trabalhadores protestam, principalmente, contra um dos artigos do novo decreto, que proíbe o horário de carga e descarga durante o período da manhã, até as 10h. A Transalvador informou que, até as 15h30, o protesto deixava o trânsito lento na Paralela. Das 7h às 16h foram registrados quatro acidentes com dois feridos em Salvador.
  • Decreto

O decreto começou a valer no dia 9 de setembro. Os condutores que estacionarem os veículos em locais e horários proibidos pela sinalização cometem uma infração grave, ganham cinco pontos na carteira de habilitação e deverão pagar multa de R$ 127,69. Aqueles que desrespeitarem as normas de circulação somam quatro pontos na carteira e são multados em R$ 85,13. 

Comente agora
23
Set
MPF aciona ex-prefeito de Sítio do Mato por centenas de contratações sem concurso
Postado por: Samile Damasceno / 17:07h

O Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras propôs ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município de Sítio do Mato Alfredo de Oliveira Magalhães Júnior. O antigo gestor é acusado de não realizar concurso público durante todo o seu mandato e preencher o quadro de servidores da administração pública municipal com centenas de contratações temporárias. De acordo com a ação, a maioria dos servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação ocupava os cargos de professor e auxiliar de professor, funções que demandam cargo efetivo para sua ocupação, por serem inerentes a uma atividade que o município está obrigado a cumprir sem interrupção. “Assim, não podem ser ocupadas de forma temporária, salvo na condição de professor substituto, como permite a lei municipal, mas que deve ser reservada para ocasiões de necessidade transitória”, afirma a procuradora da República Antonélia Carneiro Souza, autora da ação. Em função das irregularidades, o MPF pede a condenação do ex-prefeito nas sanções nas penalidades previstas no art. 12, inciso III, da Lei de Improbidade Administrativa, o que implica em ressarcimento integral do dano, perda da função pública – quando for o caso – suspensão dos direitos políticos, além de pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público ou dele receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios. (BN)

Comente agora
23
Set
Evento relacionará pessoas interessadas no programa Cama e Café em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 16:27h

O Secretário interino de Indústria, comércio, meio ambiente e agricultura de Santo Antônio de Jesus, José Carlos Toneto, em entrevista cedida á Rádio Recôncavo FM informou a respeito do programa do SEBRAE chamado Cama e Café. Este programa prevê que aquelas residência com um cômodo ou dois disponíveis possam servir como hospedagem, incluindo na diária o café da manhã. Para os interessados no programa, amanhã (24), às 08h30min, no auditório do SEBRAE, em frente ao Shopping Itaguari, haverá um evento em que serão relacionadas todas as pessoas que tiverem interesse em participar do projeto. No plano inicial são dezoito vagas, podendo ser em residências urbanas ou rurais. A Rede Cama e Café é uma adaptação brasileira do sistema Bed and Breakfast, de origem irlandesa, em que o visitante se hospeda na casa de um habitante local, que lhe oferece, todos os dias, um delicioso café da manhã, incluído na diária. O modelo se encaixa perfeitamente na personalidade do brasileiro, naturalmente cativante e hospitaleiro. O grande diferencial da Rede Cama e Café é a possibilidade de convívio diário com os habitantes locais, seus hábitos e sua cultura. No evento de amanhã haverá cursos e treinamentos para que as pessoas se instalem e venham adquirir esta inovação.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
23
Set
Coelba envia nota de esclarecimento devido a queda de energia em hospital que causou 8 mortes
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:23h

Com relação à denúncia de óbitos ocorridos no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, no último sábado onde 8 pessoas morreram em função de queda de energia na unidade, a Coelba esclarece: 

- A Coelba não registrou nenhuma ocorrência de falta de energia na rede elétrica que atende ao Hospital Clériston Andrade no último sábado, dia 21/09. 

Comente agora
23
Set
Secretário comenta as ações realizadas no Esporte e na Cultura de Santo Antônio de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 15:26h

O secretário de esportes, cultura e lazer de Santo Antônio de Jesus, Murilo Miranda, esteve presente na Rádio Andaiá FM nesta segunda-feira (23) e afirmou estar feliz com os resultados que a seleção santoantoniense vem apresentando durante o campeonato Intermunicipal de Futebol. Na partida de ontem que ocorreu na cidade de Itabuna, Miranda comenta que, apesar de ter perdido no primeiro tempo de 1x0, “a gente sabia pela performance do time que teríamos um resultado positivo e realmente aconteceu”, disse. Com esta vitória, a seleção de Santo Antônio está praticamente garantida para a próxima fase, uma vez que a seleção de Itabuna terá que ganhar no próximo domingo (29) com 4 gols de diferença.  O secretário informou ainda que na próxima partida dois jogadores titulares não poderão participar, pois receberam dois cartões amarelos. “Mas eles receberam estes cartões propositalmente porque a partida do dia 29 já não tem grande importância e precisam estar sem cartões para as próximas fases que serão importantes, então tomamos esta decisão”, explicou. Caso a seleção de Santo Antônio de Jesus concretize esta fase, irá enfrentar o vencedor de conceição do Almeida e São Francisco do Conde.

  • Cultura

O também secretário de cultura do município informou que o prefeito Humberto Leite (PDT) deixou claro que não irá mais criar a secretaria de cultura por motivos administrativos, “então estamos tomando todas as providências para que Santo Antônio de Jesus fique credenciada para receber convênios e verbas relativos à cultura”, afirmou. No próximo dia 27 ocorrerá a licitação do Centro Cultural e, segundo Miranda, dentro em breve as obras serão iniciadas para adiantar a inauguração do local com todas as condições técnicas. Ainda no final deste mês iniciará as obras para o CEU (Centro Esportivo Unificado), praça de esporte e cultura que será construída na Urbis I.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
23
Set
SP: Pastor chileno relata destruição após tornado em Taquarituba
Postado por: Samile Damasceno / 14:53h
  • Tornado deixou rastro de destruição em Taquarituba, SP (Foto: Ricardo Ossandon)

O pastor chileno Ricardo Ossandon, de 51 anos, foi uma das testemunhas do tornado que atingiu a cidade de Taquarituba, no interior de São Paulo, na tarde do último domingo (22). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Avaré, foram confirmados 2 mortos, um adolescente e um motorista de ônibus, e mais de 60 feridos. “Foi terrível, destruiu muita coisa. Casas, telhados, silos onde se armazena milho, cereais”, contou Ricardo por telefone ao G1, lembrando que estava acompanhado de alguns fiéis assim que o fenômeno ocorreu, a cerca de 1 km de distância. “Vimos que a coisa estava fora dos padrões e começamos a orar. O vento atingiu onde estávamos, mas o epicentro (sic) da coisa foi a 1 km de distância. Parecia que tinham bombardeado tudo”, contou o pastor. Ossandon relatou também que conhece quatro famílias que foram muito prejudicadas pelo fenômeno. “Conheço uma moça que caiu a casa inteira, outra a parede caiu em cima do carro, outro o telhado saiu e o João de Matos”, pontuou o senhor, relembrando que este último escapou por pouco ao se refugiar em um barraco, localizado próximo a um posto de gasolina que foi totalmente destruído elo tornado. 

Comente agora
23
Set
Moradores de Candeias fecham BA-523 em protesto contra morte de grávida
Postado por: Samile Damasceno / 14:40h

Um grupo de moradores da cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, fecharam os dois sentidos da BA-523, na manhã desta segunda-feira (23). Segundo informações do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), a mobilização, que teve início na altura do km 9 da rodovia, foi organizada em protesto contra a morte de uma mulher grávida ocorrida durante o último final de semana. Os manifestantes usaram pneus e pedaços de madeira queimados para bloquear o tráfego de veículos na pista. Somente por volta das 10h30, eles aceitaram negociar com os policiais e liberaram um dos sentidos da estrada. O trânsito permanece congestionado. (BN)

Comente agora
23
Set
Abastecimento de água é interrompido em 27 localidades de Salvador e RMS
Postado por: Samile Damasceno / 13:44h

O abastecimento de água foi interrompido ao meio-dia desta segunda-feira (23) em 27 localidades de Salvador e Região Metropolitana de Salvador para possibilitar correção de vazamento ocorrido na Avenida Paralela, próximo do Bairro da Paz. Segundo a Embasa, abastecimento será normalizado gradativamente após a conclusão dos serviços, prevista para as 17h de hoje (23). Foram afetadas pela interrupção as seguintes localidades: Alphaville, Jardim Vila Verde, Mussurunga, parte de Narandiba, Avenida Orlando Gomes, Avenida Paralela, Patamares, São Cristovão, parte do Trobogy, Flamboyants, Stella Mares, Avenida Pinto de Aguiar, Estrada Velha Aeroporto, Alto Coqueirinho, parte de Piatã, e Jardim das Margaridas, Parque São Paulo, Itapuã, Nova Brasília, Praia do Flamengo, Placaford, Stella Maris, Bairro da Paz e parte do Aeroporto, Caji, Itinga e Estrada do coco. Não sentirão os efeitos da interrupção imóveis com reservação interna suficiente para atender as necessidades diárias de consumo de seus moradores. (Correio)

Comente agora
23
Set
Monte Santo: CNJ afasta juiz que autorizou adoção irregular de cinco crianças
Postado por: Samile Damasceno / 13:07h

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou nesta segunda-feira (23), por unanimidade, o juiz Vitor Bezerra das funções jurisdicionais, e abrir um procedimento disciplinar contra o magistrado para apurar se houve irregularidades na decisão que autorizou, de forma irregular, a adoção de cinco crianças em Monte Santo, no nordeste da Bahia. No final do processo, o magistrado pode ser condenado à pena de aposentadoria compulsória, caso fique configurado as irregularidades. O juiz atuava, nos últimos tempos, na comarca de Barra. Durante a plenária realizada nesta segunda, no CNJ, o advogado que representa o juiz, Rinaldo Mouzalas, negou que Bezerra tenha cometido as irregularidades e ofereceu a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico do acusado. Mouzalas afirmou que as crianças eram mal tratadas, e que disse que a reportagem exibida no Fantástico, da Rede Globo, é diferente da realidade.

Comente agora
23
Set
Santo Estevão comemora 92 anos de emancipação
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 11:38h

O município de Santo Estevão está em festa neste sábado (21), devido às comemorações dos seus 92 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou uma Moção de Aplauso na Assembleia Legislativa (AL) e solicitou que o documento chegue ao conhecimento do prefeito Orlando Santiago e da Câmara de Vereadores. “Na data maior em que Santo Estevão comemora a sua emancipação político-administrativa, aplaudo esse município tão amado por seu povo, que enfrenta as adversidades e sempre demonstra o seu amor por essa terra tão querida por todos nós”, afirma a parlamentar.  

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO:

Comente agora
23
Set
ACESAJ visita subgrupamento dos Bombeiros de S. A. de Jesus e levanta demandas para a categoria
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 11:33h

As Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus representadas pelo Presidente da Associação Comercial, Genival Deolino e o diretor Joel Lessa, participaram no dia 23 de setembro de uma visita técnica ao Subgrupamento do Corpo de Bombeiros. A visita foi articulada entre a unidade de Bombeiros da cidade juntamente com as Entidades Empresariais, Prefeitura Municipal e o Vereador Sargento Vinícius no último dia 18 de setembro em uma reunião realizada no Espaço Empresarial. O objetivo da visita foi o de levantar as demandas de infraestrutura e de equipamentos da unidade. Além do vereador já citado, participaram também da visita o Secretário Interino de Agricultura, Indústria e Comércio, José Carlos Toneto; o Arquiteto da Prefeitura Municipal, Bráulio Pitanga e o Coordenador de Convênios da Prefeitura, Álvaro Luis. Os pleitos levantados serão encaminhados através de relatório da gestão municipal para o Governo do Estado e a SUDIC. 

  1. Aloma Brito - ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ
Comente agora
23
Set
Ocorrências registradas no HRSAJ durante o final de semana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:06h

Joélia Amorim Cardoso, 29 anos, residente na Urbis IV, caminho 24, em Santo Antônio de Jesus foi alvejada com disparos de arma de fogo. A vítima deu entrada na emergência do HRSAJ para receber cuidados médicos. A polícia está investigando o caso.

Jailton Assunção Azevedo, 30 anos, residente na Rua da Linha em Santo Antônio de Jesus sofreu tentativa de homicídio por arma de fogo. Ele foi socorrido para a emergência do HRSAJ, onde ficou em observação.

Joselito Lucas Borges, 23 anos, residente em Dom Macedo Costa foi vítima de tentativa de homicídio com arma de fogo. O jovem foi socorrido para a emergência do HRSAJ onde recebeu cuidados médicos. O quadro de saúde não foi informado.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
22
Set
Manutenção emergencial interrompe abastecimento em bairros de Salvador hoje
Postado por: Letícia Oliveira / 15:13h

Em consequência de serviço emergencial para correção de vazamento em rede de abastecimento, localizada na região da Avenida Mário Leal Ferreira, o fornecimento de água foi temporariamente interrompido, na madrugada deste domingo (22), em alguns bairros de Salvador.  A previsão é de que os serviços sejam concluídos às 22 horas, quando o fornecimento começará a retornar gradativamente. Imóveis com reservação suficiente para a demanda de consumo diária de seus moradores não sentirão os impactos da interrupção. As áreas afetadas são: Federação, Engenho Velho da Federação, Garcia, Graça, Centro, Campo Grande, Canela, Vitória, Centro Histórico, Barra, Ondina, Nazaré, Barbalho, Saúde, Barris, Av. Bonocô, Sete Portas, Amaralina, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho, Rio Vermelho, Iguatemi, Itaigara, Brotas, Boa Vista de Brotas, Acupe de Brotas, Campinas de  Brotas, Macaúbas, Engenho Velho de Brotas, Candeal, Matatu, Vila Laura, Daniel Lisboa, Cosme de Farias, Luis Anselmo, Cidade Nova, IAPI,  Caixa D´Água, Pero Vaz, Baixa de Quintas, Barbalho, Pau Miúdo, Lapinha, parte da Liberdade, Alto das Pombas, Calçada e Comércio. (Ascom/Embasa)

Comente agora
22
Set
Embasa informa interrompimento de água em S. A. de Jesus e mais duas cidades
Postado por: Letícia Oliveira / 14:00h

A Embasa informa que em virtude de uma manutenção na estação elevatória de água bruta de Santo Antônio de Jesus a ser realizada na próxima segunda-feira (23), o abastecimento de água dos municípios de Varzedo, Dom Macedo Costa e Santo Antônio de Jesus será interrompido, no referido dia, a partir das 6h da manhã, retornando somente às 21h.

Um comentário
22
Set
14º Batalhão da PM realiza caminhada em prol da saúde dos policiais em S. A. de Jesus. Veja as fotos
Postado por: Letícia Oliveira / 12:08h

Fotos: Voz da Bahia

O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia Alfredo Braga esteve em Santo Antônio de Jesus neste sábado (21) para participar de uma caminhada realizada pelos policiais do 14º Batalhão em prol da saúde dos policiais militares. Em entrevista ao Voz da Bahia, o Coronel ressaltou que essa foi uma maneira de estimular os PMs e também interagir com a comunidade na prática esportiva que vem para uma vida saudável. Ele destacou que há quatro anos fez uma cirurgia de redução de estômago e depois despertou a vontade de realizar atividades físicas. “Essa visão de que o policial é gordinho ainda existe, mas esse momento de caminhada é para despertar neles o entendimento de que a vida precisa ser vivida de maneira saudável e a atividade física é essencial para isso”, comentou. Em relação à saúde dos policiais na Bahia, Braga informou que há um programa que visa trazer essa visão para os praças, pois o trabalho estressante reflete na saúde desses profissionais. Segundo ele, a diretoria de saúde já possui esse programa que está em três unidades pilotos, visando dar esse diagnóstico e diante desse serem propostas situações que visem diminuir o estresse dando-lhes saúde. 

Número reduzido de policiais no interior: Muitos assaltos a bancos estão sendo realizados na região, isso pode ser um resultado número reduzido de policiais e de guarnições do interior. Sobre essa afirmação, o Comandante destacou que há em andamento um concurso da PM com previsão de 2 mil policiais a fim de levar mais policiamento e diminuir a sensação de insegurança que, às vezes, ocorre em decorrência da própria vida interiorana. “Teremos na próxima segunda e terça-feira um evento que visa uma condição melhor de policiamento”, concluiu.

  1. Reportagem e Fotos Voz da Bahia
Comente agora
22
Set
Maragojipe: Moradores interditam BA-420 conhecida como "BA da buraqueira"
Postado por: Fábio Santos DRT 8769 / 11:35h

A manifestção  causou um grande congestionamento - Foto: Girlene Querino 

Um grupo de moradores da cidade de Maragojipe, localizada no recôncavo baiano realizaram uma manifestação na manhã deste sábado (21) na BA-420, rodovia que liga os municípios de São Félix e Maragojipe (147 km e 139 km de Salvador, respectivamente). A quantidade de buracos espalhados nos dois sentidos da estrada é motivo de preocupação aos motoristas que passam pelo local e o risco de acidentes é iminente. Segundo os manifestantes, no ano passado, durante a campanha eleitoral do representante do PT (Partido dos Trabalhadores) à prefeitura da cidade, o governador Jaques Wagner (PT) prometeu aos moradores uma intervenção na estrada, a fim de sua plena recuperação, mas até o momento a promessa não foi concretizada. A rodovia é apelidada, por quem trafega na via como BA da buraqueira devido aos inúmeros buracos existentes, que proporciona sempre acidentes entre veículos no local. Os manifestantes aproveitaram o protesto para recolher assinaturas dos motoristas que tiveram que enfrentar uma imensa fila para poder continua o trajeto. Após o inusitado protesto os líderes da manifestação conseguiram uma abaixo- assinado com centenas de assinaturas que serão destinadas ao Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia. Cartazes de repúdio ao governador e a prefeita do município, Vera da Saúde (PMDB) foram estendidos durante a manifestação. A Polícia Militar esteve no local, mas não interviu, apenas acompanhou o pacífico protesto.

A ausência de sinalizações e falta de acostamento /Foto: Fábio Santos

  1. Reportagem e Fotos- Voz da Bahia- Fábio Santos
Comente agora
22
Set
ACM Neto inaugura primeira ciclofaixa de Salvador neste domingo
Postado por: Letícia Oliveira / 09:14h

O prefeito de Salvador, ACM Neto, inaugurará neste domingo (22), Dia Mundial sem Carro, a primeira ciclofaixa da cidade, entre o Campo Grande e o Centro Histórico, que funcionará todos os domingos e feriados. Às 9h30, o gestor estará em uma tenda montada em frente ao Teatro Castro Alves. Neste sábado (21), o prefeito apresentou uma das cinco primeiras centrais de compartilhamento de bicicletas, inaugurada em frente ao Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. (BN)

Comente agora
21
Set
IV Caminhada pela Inclusão de Pessoas com Deficiência acontecerá na próxima sexta-feira (27)
Postado por: Letícia Oliveira / 11:05h

A IV Caminhada pela Inclusão de Pessoas com Deficiência em Santo Antônio de Jesus acontecerá na próxima sexta-feira (27). O presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência Josiel Barreto convida as pessoas com deficiência, familiares e simpatizantes com essa causa para participarem. Ele que a caminhada é realizada para mostrar a sociedade a importância da inclusão da pessoa com deficiência na educação, saúde e principalmente a acessibilidade para as mesmas. A saída da caminhada será no Centro de Apoio Pedagógico onde era a Escola Lions Clube, próximo ao INSS, a partir das 8h 30min. Para mais informações da caminhada ligue (75) 3632-3423.

Comente agora
21
Set
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 5,5 milhões neste sábado
Postado por: Letícia Oliveira / 08:18h

O concurso número 1.532 da Mega-Sena está acumulado e pode pagar R$ 5,5 milhões no sorteio que acontece às 20h deste sábado (21). O Caminhão da Sorte estará estacionado em Simão Dias (SE). Caso algum apostador acerte sozinho as seis dezenas premiadas e decida investir o prêmio na poupança, terá rendimento mensal de R$ 26 mil, de acordo com a Caixa Econômica Federal. Ou então, com o valor seria possível comprar uma frota de 220 carros populares. As apostas custam a partir de R$ 2 e podem ser feitas até as 19h, em qualquer uma das 12.600 lotéricas do país.

Comente agora
21
Set
Manifestações já paralisaram partes de Salvador 84 vezes desde início do ano
Postado por: Letícia Oliveira / 08:03h

A Ouvidoria de Salvador registrou, apenas neste ano, 84 manifestações na cidade, sem contar os atos realizados nos trechos das rodovias estaduais e federais que correspondem ao perímetro municipal. Desse número, 92% das manifestações foram realizadas com bloqueios de vias, sendo 75% com queima de pneus e outros materiais. A Ouvidoria identificou também que 30 manifestações foram evitadas por haver contato com Prefeitura ou outros órgãos federais ou estaduais. Com esse contato prévio, houve intermediação e as manifestações foram evitadas. O ouvidor-geral do município, Humberto Viana, apelou para que lideranças façam contato com o órgão ou com as demais ouvidorias das secretarias no sentido de viabilizar um acordo com a administração municipal, evitando casos como o da quarta-feira (18/9), quando uma mulher morreu diante da dificuldade de mobilidade no Subúrbio por conta de uma manifestação realizada na Avenida Régis Pacheco.

Comente agora
20
Set
Criança anda de velocípede entre carros no Rio de Janeiro
Postado por: Samile Damasceno / 15:14h
  • Uma criança foi flagrada na manhã desta sexta-feira (20), em um velocípede entre carros em alta velocidade, no Elevado Paulo de Frontin para a Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro. Equipes do telejornal RJ-TV flagraram a cena. Por meio de nota, a Guarda Municipal afirmou que não foi acionada e que, quando necessário, realiza as operações necessárias para a segurança da população, como fechar o trânsito. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) disse que enviaria equipes ao local para saber se o menino está com os responsáveis, para retirá-lo da situação de risco.
Comente agora
20
Set
Comerciante da BA faz apelo para ladrões: 'não me roubem mais não'
Postado por: Samile Damasceno / 13:57h
  • Comerciante de Juazeiro coloca faixa pedindo a ladrões que parem de o roubar

Cansado de ser roubado, um comerciante de Juazeiro, no norte da Bahia, fez um apelo inusitado para os ladrões. Ele mandou fazer uma faixa e instalou na porta do mercadinho dele. "Srs. Ladrões, pelo amor de Deus, não me roubem mais não", diz a faixa. Ele conta que só neste mês de setembro, ele já foi roubado três vezes. Nos últimos dois anos, o mercadinho foi vítima de assalto 15 vezes. Na última invasão, os suspeitos arrombaram uma janela e uma porta de metal para conseguirem entrar no local. O comerciante guarda em seu computador, fotografias nada agradáveis da ação dos criminosos. "Isso está acontecendo, não só aqui, como em parte do bairro todo, aliás, na cidade toda. Eu andei hoje pela manhã e constatei que mais de 10 comerciantes estão sofrendo a mesma coisa que eu", disse Mário Cleones de Souza. Em todas as vezes que ele foi assaltado, ele prestou queixa à polícia, mas como até agora ninguém foi preso, ele resolveu colocar a faixa no local. "Essa foi a forma que encontrei de misturar a raiva com a alegria de viver e estar sobrevivendo por tudo o que estou passando", completa. 

Comente agora
20
Set
Sistema REGIN será implantado em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:50h

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal da Fazenda- SEFAZ estará  lançando  o Programa REGIN - Sistema  Integrado de Empresa, objetivando  modernizar, desburocratizar e reduzir o processo de abertura e fechamento de empresas. O evento acontecerá na próxima quinta-feira, (26), às 9:00 horas no Auditório do Parati Hotel. Segundo o Secretário da Fazenda, Raimundo Nonato, haverá palestra para Contadores/Contabilidade e às 10:00 horas, assinatura do convênio entre Prefeitura Municipal e JUCEB- Junta Comercial do Estado da Bahia. 

NOTA:

  • A Secretaria Municipal da Fazenda de Santo Antônio de Jesus, informa que, em virtude da implantação do sistema  REGIN_ Sistema  Integrado de Empresa, em nosso município, nos dia 25 e 26 de setembro de 2013, a Secretaria da Fazenda, SAM e Procuradoria, estarão funcionando conforme  programação abaixo:
  • 25/09 – SAM- não terá funcionamento, exceto o ITR
  • Secretaria da Fazenda e Procuradoria-  funcionamento normal.
  • 26/09 – SAM, Secretaria da Fazenda e Procuradoria  funcionarão das 12:00 às 16:00 horas. (ASCOM_PMSAJ)
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com