As comentadas

Boa tarde , Terça-feira, 22/07/2014









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

01
Fev
Perfil falso é criado com imagem de missionário em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:48h

O Missionário Ademário Júnior de Santo Antônio de Jesus foi vítima de uma calúnia feita através da internet quando a rede social Orkut estava no auge. Em contato com a nossa produção do Informe Gospel ele permitiu que fosse publicada a matéria contando o fato. Em sua página do facebook o missionário informou num texto que alguém pegou suas fotos antigas na rede social e criou um site de relacionamento de encontros sexual. “Há16 anos que sou evangélico, não serei hipócrita para dizer que nunca pequei, mas eu jamais faria uma coisa comprometedora dessa, ainda mais agora que fui consagrado recentemente como Missionário pela Convenção Batista Missionária do Brasil”, comentou. 

Segundo Ademário, algum indivíduo (a) está tentando prejudicá-lo, pois, apesar de não se envolver nesse tipo de fato, se fosse de sua vontade fazer parte de uma ‘baixaria’ como essa faria de forma oculta, em pleno sigilo. Ele ainda relatou que desde era de uma outra denominação, que por uma questão de ética não quis divulgar o nome, foi caluniado de se envolver e de engravidar uma certa mulher que nem ao menos o conhecia, porém um dia foi esclarecido, “ficamos frente a frente para ela afirmar quando havíamos de fato nos envolvido, mas ela disse que não me conhecia”, frisou, acrescentando que sempre se dedicou na obra e faz tudo com amor e dedicação, mas já passou por muita humilhação e rejeição na obra de Deus, mas ainda assim nunca deixou de servir ao Senhor. O missionário Ademário é casado há nove anos, tem um filho de seis anos e sua esposa está grávida de cinco meses. 

Fotos adcionadas ao perfil falso

Um comentário
01
Fev
SAJ: Coordenador da 11ª CIRETRAN esclarece dúvidas sobre multas e leilão de veículos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:36h

Em entrevista cedida à Rádio Recôncavo, nesta sexta-feira (01), o Coordenador da 11ª CIRETRAN, Márcio Nóia, falou a respeito do IPVA, multas e leilão de veículos. O entrevistado informou que como o vencimento das placas só começam a partir de março e quem antecipar o IPVA até dia 28 de fevereiro, ainda consegue o desconto de 10% no emplacamento e 20 % multas.

Apreensão e retirada de veículos

Segundo o coordenador, na CIRETRAN só permanecem os carros com pendências de documentos, habilitação ou alguma restrição judicial, todos os carros que são frutos de roubos vão para o pátio da delegacia, que fica ao lado. Em relação à retirada do veículo, o mesmo argumentou que só pode ser feita após a quitação de todas as irregularidades (atraso de IPVA, diária do  pátio, itens de segurança , etc.).

Caros no páto da Ciretran

Multas e leilão de veículos

Sobre o valor das multas, “no pátio esta sendo cobrada R$ 7,20 diária, mas agora no final de março elas retornam a taxa de R$ 16,00 a diária” confirma. Quem teve alguma apreensão de veículo, deve procurar logo o CIRETRAN, pois após 90 dias o veículo vai para o edital de leilão, o cidadão será notificado e não fazendo a retirada em 24 horas, o veículo  é leiloado. Sobre como ocorrem os leilões, o coordenador explanou que uma equipe avalia o valor mínimo do veículo, o lance é aberto e então ele é arrematado. De acordo com o mesmo, os valores dependem do estado de conservação do veículo, carros em condições de rodar podem ser arrematados por nove a dez mil reais, e motocicletas por mil reais.

Em relação a reclamações sobre a empresa que faz vistoria nos táxis, o entrevistado esclareceu que a base de dados estava fora do ar, há quatro dias em todo o estado, mas já voltou ao seu funcionamento normal.

Redação e Fotos: Voz da Bahia- Ludimila Amorim

Comente agora
01
Fev
SAJ: Moradores fazem abaixo assinado para retorno de enfermeira ao Posto de Saúde
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:15h

Na manhã desta sexta-feira (1), Rogério Silva dos Santos, morador do bairro do Andaiá de Santo Antonio de Jesus, procurou a Rádio Recôncavo FM pedindo o retorno de uma enfermeira ao Posto de Saúde local. Segundo Rogério os moradores do bairro fizeram um abaixo assinado, que já tem 51 pessoas escritas, pedindo o retorno da cidadã. Ele relatou ainda que o motivo dessa movimentação, é em virtude do bom atendimento que é realizado pela mesma no órgão, a população solicita que o governo municipal tome algumas providências.

Redação e Foto Voz da Bahia - Ludimila Amorim

Comente agora
01
Fev
SAJ: Avenida Luis Viana e Rua do Expedicionário ganham novas faixas de pedestres
Postado por: Samile Damasceno / 08:23h

Os motoristas e pedestres de Santo Antônio de Jesus devem ficar atentos às novas faixas de pedestres inseridas na Avenida Luis Viana e na entrada da Rua do expedicionário. A Superintendência Municipal de Trânsito comunica aos motoristas que prestem atenção às novas faixas e dê prioridade aos pedestres ao transitar nesses trechos. O Superintendente de Trânsito, Luciano Moura, conhecido Cuiuba, informa que outra faixa será feita em frente ao restaurante Prazer da Carne ligando até a São Luis, atendendo à pedidos da população. (Foto: Ascom)

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
31
Jan
Rei Momo de Salvador será escolhido na Praça Municipal entre 15 candidatos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:59h

O Rei Momo 2013 para comandar os seis dias do Carnaval de Salvador (entre os dias 7 e 12 de fevereiro) será escolhido nessa sexta-feira (1º). O concurso oficial – que é promovido pela Federação Baiana das Entidades Carnavalescas, com apoio da Prefeitura de Salvador e do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar) – começará às 18 horas, na Praça Municipal.

De acordo com o presidente da Federação Baiana das Entidades Carnavalescas, Jairo da Mata, os 14 candidatos e o Rei Momo 2012 (Leandro França dos Santos, mais conhecido como Léo Boy) passarão pelo crivo de uma comissão julgadora, formada por representantes dos poderes municipal, estadual e legislativo; profissionais da imprensa; e pessoas de notoriedade da sociedade baiana. Para encarnar o personagem tradicional da folia momesca em 2013 e comandar os seis dias de folia da maior festa de rua do planeta – que este ano será entre os dias 7 e 12 de fevereiro e fará uma homenagem à guitarra baiana –, o candidato deverá ter simpatia, animação, ritmo e espírito carnavalesco, ser comunicativo, além de se apresentar caracterizado.

Comente agora
31
Jan
SSA: Capotamento deixa uma vítima fatal e congestiona Avenida Bonocô
Postado por: Samile Damasceno / 15:37h

Um capotamento na Avenida Bonocô, na tarde desta quinta-feira (31), causou a morte de uma pessoa e deixa o trânsito congestionado nos dois sentidos da via, segundo a Transalvador. De acordo com o órgão, um veículo Gol capotou no sentido Centro, próximo à Mário Veículos. Uma equipe da Transalvador encontra-se no local, assim como viaturas da polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A identidade da vítima não foi revelada. (Bahia Notícias)

Comente agora
31
Jan
Celulares do RJ, ES e interior de SP terão nove dígitos no segundo semestre
Postado por: Samile Damasceno / 13:56h

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (31) que os celulares do Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo terão nove dígitos no segundo semestre, como já acontece com os números com o código 11 da capital e região metropolitana de São Paulo. Os telefones móveis com códigos 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 terão mais um dígito a partir de 25 de agosto. A partir de 27 de outubro a mudança vale para os códigos 21, 22, 24, 27 e 28. Segundo a Anatel, até 31 de dezembro de 2016 todos os celulares do Brasil terão nove dígitos, o que expandirá o total de combinações possíveis para números de celulares no Brasil em cerca de 140%. Informações da agência Reuters.

Comente agora
31
Jan
Risco de novo racionamento em Vitória da Conquista ainda preocupa a Embasa
Postado por: Samile Damasceno / 13:32h
 
No início do mês a EMBASA apontou para o risco de um novo racionamento, no qual os conquistenses teriam de voltar a ter o abastecimento de água interrompido de dois em dois dias. Apesar das chuvas da última semana, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) matém a preocupação com o abastecimento de água em Vitória da Conquista, no Sudoeste do Estado. De acordo com o gerente do Escritório Local da Embasa, Álvaro Aguiar, “se comparando com o mesmo período do ano passado, a realidade é mesmo preocupante, visto que enquanto em janeiro de 2012 a barragem encontrava-se extravasando, hoje estamos com 1,2 milhão/m³ abaixo”, relata. O gerente ainda citou a questão da irrigação como um agravante “para agravar, constatamos o retorno da irrigação com a existência de pelo menos 50 barramentos que reduzem a vazão dos rios que alimentam as barragens”, explica. A fim de impedir o uso ilegal dos rios, a Embasa acionou novamente o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A barragem de Água Fria II registra o volume de 5.286 milhões/m³ de água acumulada, ou seja, 82% da capacidade total de armazenamento. Já Água Fria I está com 49 mil/m³, o que representa 28%. O saldo positivo de janeiro, no entanto, é que as chuvas contribuíram para manter o mesmo nível registrado na barragem de Água Fria II no início do mês. (Aratu)
Comente agora
31
Jan
Mulher diz que água da Boa Vista zona rural de SAJ, está contaminada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:16h

Uma moradora da localidade Boa Vista zona rural de Santo Antonio de Jesus, entrou em contato com a Rádio Recôncavo FM na manhã desta quinta-feira (31) para reclamar  sobre qualidade da água daquela região. Segundo ela a água está contaminada, ‘todos os peixes que coloquei em um tanque de minha casa morreram, após contato com a água”, disse a senhora. Ela pede ainda que a Embasa verifique o que está acontecendo, pois os moradores estão com receio de usar a água.

Redação Voz da Bahia - Ludimila Amorim

Comente agora
31
Jan
SAJ: Sindsaúde expõe situação dos funcionários que estão sem salários do Hospital Luiz Argolo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:31h
Em entrevista cedida com exclusividade ao repórter Wellinghton Macedo, nesta quinta-feira (31), o vice-presidente do Sindsaúde,  Denivaldo Jesus Bomfim, informou sobre a situação do Hospital Luiz Argolo. Segundo o entrevistado, estavam sendo feitas reuniões com a direção do hospital, buscando uma ação junto a secretaria de saúde e as informações tidas  é que o processo de  tramitação está bem adiantado. Segundo o entrevistado ate amanhã (sexta-feira 01), a prefeitura deve fazer o repasse para a Santa Casa e por seguinte para os trabalhadores.
Segundo Denivaldo, a situação é a pior possível, “porque os trabalhadores precisam de seus vencimentos para honrar seus compromissos”, afirma. Mas o mesmo informou que diante das confirmações da administração e de outras pessoas da direção do hospital, foi dado um voto de confiança e a situação acalmada para não vai haver paralisação dos funcionários. O vice-presidente explanou que  o processo de atraso se deu mais por conta da verba não ter sido passada pela prefeitura,em virtude da nova gestão  ter que tomar ciência da situação, o que agravou a situação dos trabalhadores. Sobre a previsão para os pagamentos, o entrevistado elucidou que no máximo na segunda-feira (04), tudo será solucionado,caso contrário, novas providências serão tomadas.
Situação dos médicos:
Em relação à situação dos médicos, Denivaldo argumentou que não pode falar muito, pois os médicos possuem um sindicato próprio, porém a situação é a mesma. Ainda segundo ele, como tudo já foi negociado, permanecerá na cidade ate amanhã. Caso não os pagamentos não sejam liberados, estará retornando para saber os motivos, mas a princípio tudo esta encaminhado.
Redação Voz da Bahia - Ludimila Amorim  - Foto: Wellinghton Macedo
Comente agora
31
Jan
SAJ: Secretário de Infraestrutura explana sobre Praça Padre Mateus e informalidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:19h
Em entrevista cedida à Rádio Recôncavo, nesta quinta-feira (31), o secretário de Infraestrutura Domingos da Paixão, falou a respeito da reforma da Padre Mateus e sobre o comércio informal na cidade. Segundo o entrevistado, a questão dos ambulantes na Praça, será tratada com muita cautela, juntamente com o prefeito Humberto Leite (PDT), para determinar quais ações serão tomadas, de modo que não cause nenhum constrangimento. E a respeito dos veículos que ficam circulando pela cidade, vendendo uma variedade de utensílios (bolsas, sapatos e etc.), o secretário afirmou que esta sendo analisada uma ação para sanar esse problema.
Quiosque na entrada da Rodoviária 
Segundo Domingos, foi emitida uma ordem de paralisação na obra e o quiosque foi embargado, “pois nós estávamos verificando que já existia um quiosque antes, e havia um projeto de reforma, porém, esse projeto de reforma estava com alvará ilegal” assegura. Ainda segundo o mesmo, os alvarás poderão ser revistos, o processo esta em tramitação e essas ações estão em vigor com a lei.
Reforma na Praça Padre Mateus e São Benedito
De acordo com o secretário, o prefeito informou que as obras vão ser iniciadas em junho. "Na infraestrutura já existem anteprojetos e estamos tentando reunir materiais para o reaproveitamento, todavia, terá que ser feita uma licitação para o projeto, pois é a principal Praça da cidade, e o prefeito quer que seja feita  para o povo", disse. Sobre a Praça do São Benedito, o secretario elucidou que existe uma preocupação com todas as praças da cidade, inclusive a do São Benedito, onde ocorre uma festa tradicionalíssima.
Redação voz da Bahia – Ludimila Amorim
Um comentário
31
Jan
Carnaval: Astramab recomenda compra antecipada de passagens para o Morro de São Paulo‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:51h
 
A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande está operando nesta quinta-feira (31) sem restrições, depois de passar  três dias fazendo paradas momentâneas por força da maré baixa. Oito embarcações estão em tráfego e cinco na reserva   e o movimento de passageiros é moderado tanto no Terminal Náutico da Bahia como em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Os horários de saída estão ocorrendo a cada 30 minutos e a última viagem hoje saindo de Salvador será às 20h e de Mar Grande, às 18h30.   
Morro de São Paulo - Baianos e turistas que pretendem passar o Carnaval em Morro de São Paulo devem antecipar a compra dos bilhetes para garantir a viagem através dos catamarãs e lanchas rápidas que fazem diariamente a travessia para a Ilha de Tinharé, município de Cairu, um dos locais mais procurados neste Verão. A  procura por passagens aumentou muito nos últimos dias e, conforme previsão da Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia), é importante que o usuário faça a sua programação antecipada.
Comente agora
31
Jan
Prefeito de Vera Cruz diz que setor da saúde é o mais prejudicado com crise no ferry boat
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:43h

A crise enfrentada pelo sistema ferry boat tem causado impactos no turismo, economia e outros setores de cidades do Recôncavo e baixo-sul baianos, sobretudo da Ilha de Itaparica. O prefeito de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, Antônio Magno (PT), afirmou nesta quarta-feira (30) que o seu município é o mais atingido pelos problemas ocorridos na travessia. “O impacto é muito grande na cidade, principalmente porque temos a maior densidade demográfica da ilha, com mais pousadas até do que Itaparica. A gente sente os efeitos no comércio, no transporte, como vans, sem falar na economia como um todo”, relatou o alcaide. Em entrevista ao Bahia Notícias, o petista contou que o setor mais delicado é o da saúde. “Muitos atendimentos de urgência e emergência são feitos em Salvador. A crise do sistema representa um dano violento para a saúde daquelas pessoas que precisam, por exemplo, fazer hemodiálise lá. É um transtorno”, classificou. “Estive com o governador Wagner ontem em Brasília e falei com ele sobre isso. Cobrei uma solução mais rápida possível, além da reforma do terminal de Mar Grande, que ajudaria a aliviar a situação. Mas sabemos que ali [ferry boat] não tem medida de efeito a curto prazo. É um abacaxi que caiu no colo do governador”, contou o gestor, ao lembrar da espera pela licitação das obras para a recuperação do terminal de Mar Grande. “O projeto está na Seinfra [Secretaria Estadual de Infraestrutura] para ser licitado novamente. Já teve duas aberturas e deu deserto todas as vezes”, lamentou. Atualmente, a ligação entre a capital e a Ilha tem sido feita por quatro ferries. (Bahia Notícias)

Comente agora
31
Jan
Mãe e padrasto do vereador Chispita sofrem acidente próximo a Itabuna
Postado por: Samile Damasceno / 08:33h

Na manhã desta quarta-feira (30), por volta das 12h, a senhora Maria do Carmo, mãe do vereador Marcus Muniz, conhecido Chispita, e seu padrasto Capitão Cabral sofreram um acidente na BR 101 próximo a cidade de Itabuna. Em entrevista com Chispita, cedida à Marcus Augusto, foi relatado que os quatro ocupantes do veículo dormiram e o condutor, o capitão Cabral, veio também a cochilar, quando atravessou para a outra pista e desceu uma ribanceira de aproximadamente 12 metros de altura. Segundo Chispita o carro só parou quando bateu em uma árvore e conseguiu segurar o veículo, que não chegou a virar. Todos os ocupantes saíram ilesos do acidente e o veículo obteve perda total, “Deus foi muito generoso, pois nenhum dos quatro sofreu um arranhão”, assinala o vereador. Marcus agradece aos amigos e familiares pela preocupação e informa que só foi um susto, mas todos os envolvidos no acidente estão bem.

Reportagem Voz da Bahia Samile Damasceno

Comente agora
31
Jan
Chefe dos DPTs da Bahia comunica mudanças no Departamento de Santo Antº de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 08:08h

Em entrevista com o chefe dos Departamentos de Política Técnica (DPT) do interior da Bahia, Dr. João Costa Assunção, o qual esteve ontem (30) pela manhã visitando o DPT da cidade de Alagoinhas e a tarde fez uma visita ao Departamento de Santo Antônio de Jesus, comentou a respeito das mudanças no Departamento de Santo Antônio de Jesus, bem como um concurso para a aquisição de médicos legistas. Durante uma coletiva para a imprensa, Dr. João comentou que as visitas ao DPT de Santo Antônio de Jesus têm como objetivo iniciar o planejamento de reforma do Departamento desta cidade. Além desse planejamento de reforma, o entrevistado citou ainda a aquisição de um rabecão, carro de transporte de cadáveres, um carro reserva de suporte e uma caminhonete para os serviços de perícia.

A respeito do DPT de Santo Antônio de Jesus, o chefe argumentou que o mesmo “vem funcionando dentro da expectativa e tem carência, essas carências nós estamos tentando sanar, melhorando o serviço de atendimento médico com concurso, queremos mudar a aparência física do setor médico, vamos tentar estruturar a área de criminalística e vamos reformar a parte do necrotério, dando uma privacidade ao trabalho”, alega. O Departamento de Santo Antônio de Jesus carece ainda de médicos legistas, sobre isso, Dr. João argumentou que alguns problemas administrativos foram localizados e garante que com o concurso já vai haver profissionais para repor. 

Questionado a respeito de alguma data prevista do início das mudanças neste Departamento, o chefe dos DPTs elucida que já possui o contrato de manutenção, aprovado e assinado, e, segundo ele, ainda nesse ano o serviço será concluído, com uma ideia inicial de construir um módulo de criminalística, com laboratório, alojamento e uma área de criminalística com custódias. O entrevistado encerra comentando que cidades como Santo Antônio de Jesus e Alagoinhas é preciso ter um olhar um pouco especial porque são unidades que atendem grande quantidade populacional.

Redação e Foto Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
30
Jan
Fórum João Mangabeira fecha em luto por morte da promotora Genísia Oliveira
Postado por: Samile Damasceno / 16:53h

O Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, suspendeu os atendimentos na tarde desta quarta-feira (3) retornando às 14 horas desta quinta-feira (31) em luto pela morte prematura da Promotora de Justiça Genísia Silva Oliveira, que veio a óbito na noite dessa terça-feira (29), em Belo Horizonte.  Conforme anunciado pelo Blog do Anderson, Genísia estava sob os cuidados médicos na Capital Mineira após uma cirurgia para descompressão da medula no Hospital Samur, após um grave acidente automobilístico na BA-263 no dia 17 de janeiro, próximo a Itapetinga, onde atuava como promotora pública. A abertura do velório está prevista para logo mais às 22 horas e o sepultamento às 10 da manhã desta quinta (31). 

2 comentários
30
Jan
Secretário de Comunicação de SAJ afirma: "A história agora é outra porque é o povo no poder"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:47h

O futuro secretário de Comunicação de Santo Antonio de Jesus, Abílio Neto, conhecido “Neto Publicidade”, em entrevista dada ao Voz da Bahia, fala sobre os problemas encontrados em Santo Antonio de Jesus e expõe algumas metas para solucioná-los. Segundo Neto, alguns problemas como a falta de água no Gamelo, e as lâmpadas queimadas em alguns lugares da cidade, deve-se à falta de manutenção do passado, e uma das preocupações do novo prefeito da cidade Humberto Leite (PDT), é justamente a água para todos.

Abílio Neto fala sobre o cumprimento de algumas metas como a melhoria da estrutura do Centro Cultural, a canalização de água da embasa para o Benfica e Cunha. Também aponta a realização de uma futura coletiva com a imprensa, a fim de apresentar o que vai ser feito para melhorar a atual situação. Com relação ao problema de falta de água na região do Gamelo, o futuro secretário deixa claro que a licitação para a compra de novas bombas já foi autorizada pelo prefeito, e que logo será feita a devida manutenção. Neto também afirma que as lâmpadas queimadas em alguns lugares de Santo Antônio de Jesus, já estão sendo trocadas.

Segundo Abílio, ele foi indicado por Humberto ao cargo e afirma que o povo não vai se decepcionar porque o “gestor é povo” e realizará uma administração jamais vista. “A história agora é outra porque é o povo no poder”, disse Abílio Neto.

Redação: Voz da Bahia - Ediêda Sales

2 comentários
30
Jan
Caminhão é deixado perto de linha férrea e trem freia para evitar colisão
Postado por: Samile Damasceno / 14:15h

O internauta Alexandre Almeida enviou para o G1 imagens que mostram um caminhão estacionado a poucos centímetros da linha férrea no centro da cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. "Ele [trem] veio devagar e conseguiu parar bem em cima do caminhão. Eu estava trabalhando na cidade e fiquei por lá mais ou menos uma hora e meia. Nesse período, o caminhão estava obstruindo a via", relatou Alexandre. O registro do internauta foi feito no final da manhã de terça-feira (29). O internauta trabalhava na região no momento em que flagrou a situação. O chefe de gabinete da Superintendência do Trânsito e Transportes de Camaçari , Fábio Matos, informou ao G1 que a situação provocou um intenso congestionamento no centro da cidade. Segundo ele, foi necessário desviar o tráfego em duas vias principais da cidade, que passam sobre a linha férrea. Ainda de acordo com Matos, o caminhão parou em um trecho da Rua da Bandeira onde o estacionamento de veículos é proibido. "O motorista subiu a calçada, invadiu a área verde e estacionou próximo aos trilhos, muito perto. Se o trem passasse, ia colidir com o veículo. Causou um grande transtorno porque o trem é muito grande, tem 39 vagões", disse o chefe de gabinete. O trânsito ficou complicado na região, por quase duas horas, na terça-feira. Fábio Matos informou que um reboque foi acionado, mas o uso não foi necessário porque o motorista do caminhão, que pertence a uma transportadora, chegou ao local e retirou o veículo. O condutor do caminhão foi multado por estacionar em local proibido. O trem, que segundo o representante da Superintendência do Trânsito e Transportes da cidade, faz o transporte de cargas do Polo Petroquímico de Camaçari, estava vazio quando precisou parar por causa do caminhão na via. O transporte de passageiros não é feito pelos trens da cidade, informou Fábio Matos. G1 entrou em contato com a transportadora responsável pelo caminhão estacionado no local proibido, mas não obteve sucesso.

Comente agora
30
Jan
Nazaré: Justiça determina interdição de Centro de Abastecimento
Postado por: Samile Damasceno / 13:20h

A Justiça da Bahia determinou a interdição do Centro de Abastecimento Narciso da Silva Pitanga, no município de Nazaré, no Recôncavo baiano, devido ao avançado estado de deterioração da estrutura física do centro, e pelo elevado risco de desabamento. A Justiça determinou, que em 15 dias corridos, encerrados no dia último dia 24, o Município de Nazaré transferisse todos os permissionários do Centro de Abastecimento para outro espaço para exercerem a função temporariamente até que uma solução para o problema fosse apresentada, o que não aconteceu. A liminar foi expedida pela juíza Márcia Gottschald Ferreira Adil a partir de um pedido feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). A liminar estabelece que o Município promova medidas emergenciais de contenção da cobertura do imóvel a fim de evitar seu desabamento, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. O Centro de Abastecimento foi inaugurado em 24 de junho de 1990 e abriga o mercado municipal, a feira livre e o mercado do peixe de Nazaré. Na ação consta o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea) encaminhou à 2ª Promotoria de Justiça de Nazaré um relatório destacando que o imóvel se encontra em deterioração elevada por falta de manutenção como cobertura metálica oxidado, soltas e danificadas e infiltrações. O MP, no pedido, destacou que a interdição era imprescindível para evitar acidentes e vítimas fatais, “já que há intensa aglomeração humana no local”.  Segundo o MP, a prefeitura não tomou medidas para melhorar a estrutura do local, e limitou-se a retirar parte do teto e fixar uma placa em frente ao Centro informando sobre a interdição, e não isolou o local. O MP acusa a prefeitura de não providenciar “a relocação dos permissionários para outro espaço adequado, ainda que provisório, em descumprimento a determinação judicial”. (Bahia Notícias)

Comente agora
30
Jan
Racionamento de água é intensificado em Senhor do Bonfim e região
Postado por: Samile Damasceno / 13:07h

O racionamento de água será intensificado a partir desta quarta-feira (30) nos municípios de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari e Antônio Gonçalves. De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), as poucas chuvas das duas últimas semanas não foram suficientes para aumentar o nível dos mananciais que atendem essas cidades. As barragens Aipim e Prata continuam baixando o nível, estando nesta quarta-feira (30) com 15% e 8%, respectivamente. Em nota, o diretor de operação e expansão da Embasa, Eduardo Araújo, diz que a situação da região é preocupante. "O momento é de alerta. Para a Embasa garantir a continuidade do serviço de abastecimento por mais tempo, é necessário restringir o fornecimento de água. As previsões meteorológicas para o ano de 2013 não são satisfatórias. Nesse momento é muito importante que utilizemos a pouca água que temos da forma mais racional possível", explica. Carros pipas serão utilizados pela Embasa para realizar o abastecimento em locais críticos na sede municipal e também em povoados mais distantes. (Correio)

Comente agora
30
Jan
Fórum Empresarial da Bahia lança movimento 'Salvador Viva Ame Cuide'; assista
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:51h

 Um café da manhã na Casa do Comércio, nesta terça-feira (29), marcou o lançamento do movimento Salvador Viva Ame Cuide, uma iniciativa do Fórum Empresarial da Bahia, liderado pelas principais entidades empresariais do estado. No total, 23 empresas estão envolvidas, assim como publicitários e artistas. O ator Vladimir Brichta, por exemplo, não cobrou cachê para estrelar um filme do movimento. Empreendimentos como o Shopping Iguatemi e Salvador Shopping, além do banco Bradesco, já demonstraram interesse em participar, de acordo com o presidente da Associação Baiana de Agências de Publicidade da Bahia (Abap), Renato Tourinho. A iniciativa não se trata de uma campanha publicitária, segundo Tourinho. 

Comente agora
30
Jan
Presidente do Sindicato dá início à Campanha Salarial em Stº. Antº. de Jesus
Postado por: Samile Damasceno / 11:36h

Na manhã desta quarta-feira (30) a presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus, Aline Patrícia, cedeu uma entrevista à Rádio RBR e comentou a respeito da Campanha Salarial que tem como principal tema direcionado aos trabalhadores do comércio: “Nós merecemos mais”.

No dia de 11 de janeiro houve uma Assembléia, em que foi discutido junto com os trabalhadores as demandas trazidas por eles, bem como as suas necessidades e vários pontos foram debatidos, como uma proposta de salário, mas, elucida Aline, as negociações ainda não começaram “e hoje estamos aqui para dar início a nossa Campanha Salarial, viemos dizer que o trabalhador do comércio merece muito mais”, explica. A Campanha Salarial, comentada pela presidente, é fomentada a partir do princípio que os trabalhadores do comércio geram riquezas para a cidade e também para as empresas onde trabalham, pois “o trabalhador é o cliente mais fiel, uma vez que ele também compra no estabelecimento onde trabalha”. Outro ponto em que a Campanha Salarial se apodera é o trabalho desgastante que o comerciário possui por ser uma jornada extensiva, principalmente nos períodos festivos.

Sobre o aumento no salário nos trabalhadores, Aline diz que a proposta é que se tenha um acréscimo de 13,68% que é a inflação mais um percentual de ganho real, ou seja, será um reajuste em torno de R$ 756,00 para o piso maior e R$ 735,00 para o piso menor.

Segundo Aline, o ponto mais debatido na Assembléia foi a questão do auxílio alimentação, mesmo algumas empresas já distribuindo para os funcionários cesta básica ou vale alimentação, ainda tem muitas que não se adequaram. Sobre o vale transporte, a entrevistada ainda afirmou que alguns trabalhadores relataram que foram obrigados a assinar uns requerimentos renunciando o direito ao vale transporte, sendo que é um direito do trabalhador, pois há muitos funcionários que moram na zona rural ou distantes do local onde trabalham e precisam desse auxílio.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
30
Jan
Maria Bethânia vai à procissão de Santo Amaro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:09h

Maria Bethânia vai participar da procissão de Nossa Senhora da Purificação no próximo sábado, em Santo Amaro (a 87 km de Salvador). A cantora chega à capital baiana no dia anterior e segue direto para o Recôncavo. Na noite de sexta-feira, Bethânia, como faz há mais de quatro décadas, cuidará da decoração da imagem de Santa Bárbara, de quem é devota. "Ela não abre mão desse ritual de enfeitar o andor", conta o irmão Rodrigo Velloso, secretário de Cultura do município. Presença marcante na festa, a cantora seguirá o cortejo carregando o andor com a imagem da santa. Diferentemente dos anos anteriores, desta vez a participação da artista baiana se limitará aos festejos religiosos.

SurpresaA confirmação  da presença de Bethânia na festa surpreendeu os santo-amarenses, que temiam que, com a morte da mãe da cantora, dona Canô, em dezembro do ano passado, ela deixasse de participar da tradicional celebração. "Chegar aqui e não encontrá-la vai ser um momento de muita emoção para ela, que  tinha uma ligação muito forte com a mãe. Mas ela vai achar forças porque é muito religiosa. Mesmo as pessoas dizendo que ela não viria, eu, no fundo, intuía que ela viesse", disse o compositor Jorge Portugal.

Comente agora
30
Jan
SSA: Wet'n Wild é notificado e boate Whats Up, na Pituba, é interditada pela Prefeitura
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:53h
Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) notificaram o parque aquático Wet'n Wild, na Avenida Paralela, e determinaram a suspensão das atividades na boate Whats Up, na Pituba, na tarde desta terça-feira (29), segundo dia de inspeções em espaços de eventos da capital após a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou mais de 230 mortos. A autarquia da prefeitura determina que os responsáveis pelo Wet'n Wild, onde na véspera ocorreu uma grande festa com a banda Harmonia do Samba, providencie as adequações no Plano de Segurança em Situação de Pânico (PSSP).  Já a Whats Up, que fica na Rua Minas Gerais, foi autuado e notificado e teve as atividades suspensas até que regularize sua situação. 
Rio Vermelho 
Após as inspeções, foram contabilizadas duas interdições, duas multas e cinco notificações para estabelecimentos localizados na Pituba e no Rio Vermelho, onde uma borracharia, que à noite funcionava como casa de eventos, foi notificada por não ter permissão para realizar qualquer tipo de atividade sonora.  Ainda neste bairro, que concentra muitas casas de eventos, os agentes da superintendência notificaram o Twist Pub, na Rua João Gomes, para que também apresente o PSSP. O Zen, na Conselheiro Pedro Luís, foi outro notificado e deve instalar equipamentos de segurança (extintores, sinalizações, entre outros), além de apresentar PSSP. A San Sebastian e a 30 Segundos também foram notificadas para que providenciem as adequações no mesmo plano de segurança. (Metro1)
Comente agora
30
Jan
Secretário de Infraestrutura fala sobre situação de bairros e atuação em SAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:18h

Em entrevista cedida nesta quarta-feira (30), o secretário de Infraestrutura  Domingos Matos argumentou sobre a situação de alguns bairros de Santo Antonio de Jesus. Segundo o entrevistado em relação às demandas do bairro Salomão, a empresa que havia feito serviço em 2009, estará retornando para fazer os devidos reparos. Sobre as reclamações feitas por moradores do bairro Irmã Dulce, o mesmo falou que na medida do possível serão solucionadas, porém, ainda existe uma carência de recursos nessa fase inicial. 

Equipes de recuperação de ruas e lâmpadas queimadas

O secretário informou que o número de equipes para recuperação das ruas, ainda não é o suficiente, todavia, esta atendendo as principais demandas do momento. Sobre as lâmpadas queimadas, “a pendência é muito grande, pois essas lâmpadas tem vida útil e com o passar do tempo elas precisam ser substituídas. Seria interessante que nós encontrássemos aqui um estoque suficiente, porém, o estoque que foi encontrado, não foi suficiente” afirma. Segundo Domingos, vai ser feito um levantamento criterioso esse ano de 2013, para compor um estoque satisfatório, a licitação já foi feita.

Pontos de lixo e terrenos baldios

O entrevistado elucidou que a COPA é a empresa responsável a cerca de 20 anos por fazer a coleta, tratamento e transporte do lixo do aterro sanitário do município, “ao fazer a análise do contrato, foi constatada que as demandas estão dentro da normalidade” confirma. Em relação aos entulhos e terrenos abandonados, será deflagrada uma ação através da fiscalização, e os responsáveis serão notificados, para que os terrenos sejam limpos e murados.

Redação Voz da Bahia – Ludimila Amorim/ Foto:  Informe Gospel

Um comentário
30
Jan
Elevador Lacerda volta a funcionar com quatro cabines
Postado por: Samile Damasceno / 07:25h

A Transalvador informou que as quatro cabines do Elevador Lacerda voltam a funcionar hoje. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, as duas cabines que passaram por processo de modernização e climatização vão começar a operar hoje. Elas estavam paradas desde setembro. A previsão inicial do órgão era de que as cabines reformadas fossem entregues no final de 2012, mas ocorreram faltas de peças e equipamentos. Um outro ascensor apresentou problemas no gerador e parou. O Elevador Lacerda ficou operando com apenas uma de suas quatro cabines. 

Comente agora
30
Jan
Estátua de Jorge Amado é removida para restauração em Itabuna
Postado por: Samile Damasceno / 07:11h

A estátua do escritor Jorge Amado que havia sido depredada no município de Itabuna, Sul baiano, foi removida na tarde desta terça-feira (29), por volta das 17h. De acordo com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o monumento, que é oco, foi retirado para ser preenchido por cimento e submetido a um banho de metal com bronze para se tornar mais resistente. De acordo com a FICC, a estátua está com pelo menos seis buracos desde o início do ano, quando algumas pessoas apedrejaram a obra de arte. A estátua foi criada pelo artista plástico Lavrud Durval em homenagem ao centenário do escritor e foi instalada às margens da BR-415 - acesso ao bairro de Farradas, onde Jorge Amado nasceu. Durval chegou a informar que o monumento foi danificado por tiros, além das pedras, após ouvir o depoimento de populares. A informação, contudo, é desmentida pelo presidente da FICC, Roberto José da Silva, que se baseia em informações passadas por moradores da região. A estátua foi submetida a perícia no último sábado (26), que deverá indicar oficialmente o que causou a depredação. A remoção da obra estava prevista para ser realizada durante este fim de semana, mas foi atrasada devido à necessidade de orçar os materiais que serão empregados em sua restauração.

Comente agora
29
Jan
SAJ: Vereador garante que prefeito está tomando medidas cabíveis para atender população do Gamelo
Postado por: Samile Damasceno / 16:29h

O vereador Francisco de Assis Lima Damasceno, conhecido Chico de Dega, em entrevista cedida à Rádio RBR nesta terça-feira (29), anunciou para os moradores da comunidade do Gamelo, zona rural de Santo Antônio de Jesus, que as soluções devidas para a falta de água já está sendo resolvido.

O vereador argumenta que esteve no gabinete do prefeito Humberto Leite (PDT) a fim de encontrar soluções cabíveis para a falta de água na localidade já citada. Chico afirma que de imediato o prefeito contratou uma equipe para fazer uma análise do poço e foi constatado que a bomba não tinha mais condições de funcionar e solicitou a compra de um novo material, mas na cidade não é encontrada, “considero interessante a posição do vereador Luis do alto, que também clama por soluções para resolver tal problema, mas passou um grande período da gestão passada, gestão esta em que o prefeito anterior estava aliado á ele [Luis do Alto] e ele não se dirigiu às emissoras de rádio para questionar o problema da água na comunidade do Gamelo, agora aproveita os poucos dias em que pegamos o município totalmente sucateado, para colocar a culpa no prefeito Humberto Leite”.

Sobre o veículo solicitado pelo vereador Luis do Alto para um paciente que precisava ir à Salvador e que foi negado pela prefeitura, Chico de Dega argumenta que os carros que estão à disposição da prefeitura estão todos sucateados, sem freio, totalmente intrafegável, “estamos solucionando todos esses problemas e em breve a população será atendida”, conclui o vereador.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Um comentário
29
Jan
SAJ: Luis do Alto indaga que falta d'água no Gamelo seja resolvido imediatamente
Postado por: Samile Damasceno / 15:43h

Em entrevista com o vereador Luis Almeida Santos, conhecido Luis do Alto, cedida a Rádio RBR nesta terça-feira (29), foi discutido a respeito da escassez de água na comunidade do Gamelo, zona rural de Santo Antônio de Jesus.

Luis argumenta que esteve na secretaria de infraestrutura, acompanhado de alguns moradores do Gamelo e conversou com o secretário Domingos Mota a respeito da situação daquele povoado que já há mais de um mês em falta de água. O secretário respondeu ao vereador e aos moradores que o procuraram que a situação está em andamento, “mas isso não pode ficar em andamento, tem que ser uma resolução imediata, pois a população está clamando e a bomba está quebrada desde dezembro, inviabilizando o fornecimento de água para a comunidade”, indaga o entrevistado.

Outro assunto ressaltado por Luis do Alto foi em relação a um paciente que precisava ir à Salvador devido uma consulta com um especialista de coluna. De acordo com o edil, a consulta possui um valor alto e conseguiu com que o especialista não cobrasse pelo atendimento. Após o advento da consulta gratuita, Luis solicitou um carro da prefeitura para encaminhar o paciente até Salvador, mas o transporte foi negado e o cidadão perdeu a consulta, “na central de marcação não está sendo feito nenhum exame e ainda não é disponibilizado transporte para fazer fora, então a população tem q falar, pois está muito calada”, indaga o vereador.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

3 comentários
29
Jan
Acidente mata motociclista e deixa dois feridos em Santo Amaro
Postado por: Samile Damasceno / 15:40h

Um jovem morreu em um acidente na tarde desta terça-feira (29) em Santo Amaro, na Região Metropolitana de Salvador. Thiago Costa dos Santos, 23 anos, conduzia uma motocicleta XR 250 Tornado que colidiu contra uma Sprinter. A colisão ocorreu no km 7 da BA-878, próximo a fazenda Pangala. Duas passageiras do carro, Florice Bento Pereira, 19, e Jerusa de Jesus Gomes, 46, sofreram ferimentos e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu). De acordo com a delegacia local, o corpo de Thiago foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro. Não há informações sobre o que teria provocado o acidente. (Correio)

Um comentário
29
Jan
SAJ: Secretário de Infraestrutura garante recuperar o calçamento nas ruas da cidade
Postado por: Samile Damasceno / 14:27h

Em entrevista com o secretário de infraestrutura de Santo Antônio de Jesus, Domingos Antônio Matos, cedida à Rádio Recôncavo nesta terça-feira (29), foi discutido a respeito da recuperação dos calçamentos nas ruas da cidade. Domingos inicia comentando de sua parceria com o prefeito Humberto Leite (PDT) quem vem desde o DERBA (Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia), onde ambos trabalharam juntos e, a partir daí, firmaram uma amizade, “então eu não poderia deixar de atendê-lo quando ele me fez o convite de assumir a pasta, em que foi uma oportunidade não só de contribuir com a gestão de Humberto, mas também em achar que tenho uma obrigação com Santo Antônio de Jesus”, afirma.

A respeito do município, o secretário elucida que, como engenheiro, observou que a cidade cresceu em determinados setores de forma desordenada, “o centro da cidade, por exemplo, ficou com o trânsito complicado e as mudanças feitas na gestão de Humberto têm melhorado um pouco”. O entrevistado afirma que inicialmente teve uma preocupação de verificar o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Humano) da cidade, que por sinal está atrasado, para que a cidade tenha condições de possuir um crescimento ordenado e dentro do que preestabelece os ministérios das cidades.

Algumas pessoas reclamam com frequência do calçamento das ruas, pois algumas pedras estão soltando. Sobre isso, Domingos afirma que já foi iniciado uma operação de emergência, pois havia algumas ruas que estavam em estado crítico, e tal operação visa atender não só os centros do município, mas também todos os bairros.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
29
Jan
Prefeito de Ilhéus suspende alvarás de casas noturnas
Postado por: Samile Damasceno / 13:08h

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), suspendeu os alvarás de estabelecimentos que realizam eventos, especialmente casas noturnas, na cidade do sul baiano. O decreto publicado nesta segunda-feira (28) foi motivado em razão de irregularidades constatadas na concessão de documentos, já que os alvarás foram “expedidos sem a comprovação do laudo de vistoria técnica emitido pelo Corpo de Bombeiros”. O prefeito determina ainda que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo adote providências no sentido de fiscalizar os estabelecimentos atingidos pelo decreto.(Bahia Notícias)

Comente agora
29
Jan
Campanha para melhorar autoestima do soteropolitano é lançada na Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:17h

Foi lançada na Casa do Comércio, na capital baiana, na manhã desta terça-feira (29) a campanha ‘Salvador Viva Ame Cuide’. A campanha é liderada por entidades empresariais baianas. Renato Tourinho, um dos coordenadores do projeto, explica a campanha. “A ideia surgiu da necessidade de elevar a autoestima do baiano, que se perdeu há algum tempo. Vamos ter a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e precisamos mostrar para o Brasil e para o mundo as coisas boas da Bahia, além de preparar a cidade para trazer de volta o turista”, diz. Entre as ações pretendidas está a de modificar comportamentos como jogar lixo na rua, pichar e depredar monumentos e prédios, estacionar carros na calçada, ouvir som acima do volume permitido e urinar nas vias públicas. “As ações são muitas, mas segue principalmente a necessidade de conscientização. Vamos entregar panfletos em shoppings, bares, restaurantes e nas ruas da cidade. Vamos vestir a cidade com essa campanha”, completou Tourinho.(G1)

Comente agora
29
Jan
Itabuna: prefeitura faz reunião com donos de bares e casas de show para tratar de segurança
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:41h

A prefeitura de Itabuna, no sul do estado, faz na quarta-feira uma reunião com proprietários de bares e casas de shows para discutir detalhes da fiscalização e segurança destes locais. A ação acontece depois da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando 231 pessoas morreram em um incêndio em uma boate. Em nota, a prefeitura diz que a ação de fiscalização já acontece desde o início do mês, mas a necessidade foi reforçada depois da tragédia no sul do país. A fiscalização desde o começo do mês também em bares. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, a operação busca uma atualização cadastral, licenciamento através de alvarás e segurança dos estabelecimentos. (Correio*)

Comente agora
29
Jan
Juizado divulga regras para proteger crianças no Carnaval de Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:47h

Está proibida a presença de crianças com até 10 anos em trios elétricos e carros de apoio. Além disso, para receber crianças e adolescentes, os promotores de eventos deverão pedir o alvará, que é expedido pela 1ª Vara da Infância e Juventude, até o próximo dia 6. Essa e outras normas compõem a portaria nº 01/2003 publicada ontem no Diário do Poder Judiciário. As regras foram discutidas em um encontro que reuniu o titular do juizado, Walter Ribeiro da Costa Júnior, e representantes dos blocos e setor hoteleiro. Segundo o juiz, a ideia de reunir os responsáveis pela festa, faz parte de uma política para ampliar o diálogo sobre os direitos da infância e juventude. “Há uma concentração desse público na festa. Quem tem que avaliar e dizer como espera nossa atuação é a sociedade através de seus representantes que prestarão os serviços”, afirma o juiz. (ATarde)

Comente agora
29
Jan
SSA: Jovem morre e quatro ficam feridos em acidente na avenida Paralela
Postado por: Samile Damasceno / 07:24h

Uma jovem morreu e outros quatro passageiros de um veículo, modelo Corsa Sedan, ficaram feridos em um acidente por volta das 5h desta terça-feira (29) na avenida Paralela, em Salvador. O acidente aconteceu em frente à rede Ferreira Costa. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o motorista perdeu o controle e bateu o carro contra um poste. Uma jovem ficou presa às ferragens. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os feridos foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Salvar. Equipes da Transalvador, além de viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram enviadas ao local. O trânsito apresenta lentidão nas proximidades do acidente. (Correio)

Um comentário
28
Jan
Itabuna: Parte do funcionalismo cruza os braços nesta terça
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:24h

Os servidores da prefeitura de Itabuna, no sul baiano, cruzarão os braços a partir desta terça-feira (29), segundo informações do Bahia Notícias. A greve tentará pressionar a administração municipal a pagar o salário de dezembro último. De acordo com o site Pimenta na Muqueca, o prefeito Claudevane Leite (PRB), que está em Brasília, informou que a dívida com a folha deixada pelo ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM) ultrapassa R$ 11 milhões. O atual gestor acusa ainda o antecessor de não deixar recursos previstos para quitar o débito com o funcionalismo. A decisão de paralisação foi tomada na última sexta (25), em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais (Sindserv) no auditório dos Comerciários. Os trabalhadores recusaram a proposta de pagamento parcelado do salário até o mês de abril. A greve não atingirá o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), já que os funcionários acataram proposta apresentada pela direção da unidade médica.

Comente agora
28
Jan
Carnaval: SPM fará campanha de enfrentamento à violência contra a mulher
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 22:21h

Ações de enfrentamento à violência sexista serão desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres durante o Carnaval de Salvador este ano. Entre as iniciativas estão a sensibilização de artistas nos ensaios que antecedem a folia e o desenvolvimento de campanha focada no público masculino que participa da folia momesca. A intenção, segundo a SPM, é alcançar soteropolitanos e turistas, bem como estimular a propagação da cultura da não violência e de defesa dos direitos femininos.

Comente agora
28
Jan
Boates de Salvador entram na discussão sobre normas de segurança
Postado por: Samile Damasceno / 17:59h

As boates Groove Bar e San Sebastian, localizadas em Salvador, divulgaram notas à imprensa na tarde desta segunda-feira (28) lamentando o trágico incêndio na Boate Kiss, na cidade gaúcha Santa Maria, e informando sobre o cumprimento das normas de segurança dos estabelecimentos, entrando nesta discussão. Os comunicados também são uma resposta à determinação do prefeito ACM Neto da realização de uma vistoria rigorosa em todas as casas de espetáculo de Salvador para verificar se elas seguem as normas de segurança exigidas pela legislação. Em nota oficial, o Grupo San Sebastian reiterou o compromisso de promover o entretenimento com total segurança aos clientes e visitantes, respeitando as normas impostas pelo poder público. O grupo informou que mantém vigília permanente dos equipamentos de segurança e busca ampliar, além das obrigações legais, todas as ações que têm o objetivo de garantir a total segurança dos frequentadores. A San Sebastian também se colocou à disposição para uma discussão junto aos órgãos reguladores estaduas ou municipais, assim como a empresários do setor de entretenimento, com a finalidade de sugerir propostas que possam ajudar a impedir que aconteçam outras tragédias como a de Santa Maria. O Groove Bar, empreendimento com capacidade máxima de 400 pessoas, afirmou em um comunicado que um programa de prevenção de incêndios foi projetado durante a vistoria e inspeção prévias para lançamento da casa, em 2008, com direcionamentos do Corpo de Bombeiros/Polícia Militar da Bahia. Além de informar o cumprimento de diversas normas de segurança, a boate disse que a sinalização de saídas de emergência e rotas de fuga está passando por melhorias para indicar todas as mudanças de direção e saídas de forma mais clara e mais efetiva. (iBahia)

Comente agora
28
Jan
Conceição do Coité: Estado mobiliza secretarias para diminuir impactos da mortandade de peixes
Postado por: Samile Damasceno / 14:36h

Desde domingo (27), técnicos do Estado estão em Conceição do Coité para auxiliar a prefeitura a resolver de maneira rápida os impactos causados pela mortandade dos peixes no Açude Itarandi. Segundo o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, “com a orientação do governo, estamos em permanente diálogo com as demais secretarias estaduais e prefeituras e já estabelecemos ações conjuntas que impactem positivamente para milhares de famílias que vivem também da pesca e aquicultura em todo o território baiano”. Com a chegada da chuva em Conceição do Coité, disse Salles, a suspeita é de que, após o prolongado período de seca, tenha ocorrido um acúmulo de material orgânico, que, aliado às águas torrenciais na região, provocou um aumento na produção de gás carbônico no açude. O diretor técnico da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo, afirmou que esse fenômeno é comum em reservatórios eutrofizados, “o que faz com que ocorra uma excessiva proliferação de microalgas e, consequentemente, uma diminuição dos níveis de oxigênio dissolvido na água, tornando o meio ambiente desfavorável para a sobrevivência dos peixes ali existentes”. (Política Livre)

Comente agora
28
Jan
Gov. Mangabeira: Presidente da Câmara reduz salário dos vereadores
Postado por: Fábio Santos DRT 6997 / 14:35h

O presidente da Câmara de Vereadores, o advogado Edgar Henrique  (PTB), resolveu  reduzir os subsídios dos  edis,  aprovados em 2012. Os valores de R$ 5.400 ( Cinco mil e quatrocentos reais) estabelecido na  gestão do ex-presidente, atual vereador Albano Fonseca ( PDT), foram reduzidos para as  R$ 3.715 ( Três mil setecentos e quinze reais e vinte e dois  centavos). De acordo com o parlamentar, em entrevista a rádio local, a média  serve para não comprometer as finanças da Casa Legislativa.  “Os vereadores  da gestão passada,  aumentaram os salários, porém  os números de cadeiras passaram de nove pra onze.  A folha de vereadores pulou de  R$ 32.000.00, para R$ 59.000.00 mil reais, e não contabilizo neste momento nem os funcionários, pois a gestão anterior trabalhava com  onze, atualmente não  chegam  a seis o número de contratados. Se mantivesse esse teto salarial, ultrapassaria os limite com gasto e minhas Contas seriam rejeitadas. Os vereadores passados agiram de forma irresponsável com o dinheiro público e  falo sem medo de nenhum deles.  A culpa maior é do ex-presidente da Câmara, pois cabe ao presidente colocar os projetos em votações e submetê-los  ao crivo da comissão de finanças.  Pergunto: Onde estava a comissão de finanças que não  realizou o projeto de lei que autorizava o reajuste , para analisar se haveria possibilidade  de viabilidade  financeira  para tal medida?”   No início do ano, o vereador foi  eleito presidente com seis votos, oriundos da sua bancada.  Na época, a oposição que não apresentou chapa, abstiveram seus votos.

Reportagem: Fábio Santos/ Voz da Bahia 

Um comentário
28
Jan
Porto Seguro: Base de Segurança e Centro de Comunicação ampliam segurança
Postado por: Samile Damasceno / 13:04h

Foi inaugurada nesta segunda-feira, em Porto Seguro, a 12ª Base Comunitária de Segurança da Bahia, a quarta no interior do estado. Na base, trabalham 80 policiais patrulhando ostensivamente o bairro do Baianão. A unidade, situada na rua José Fontana (Parque Ecológico), vai atender a cerca de 30 mil habitantes. Doze viaturas (quatro automóveis e oito motocicletas) darão o suporte para a realização de diligências e abordagens e dez câmeras, instaladas em pontos estratégicos. Ainda em Porto Seguro, o governador inaugurou o Centro Integrado de Comunicação, que reúne os sistemas das polícias Civil, Militar e Técnica e do Corpo de Bombeiros. A estrutura funcionará com uma central telefônica, quatro câmeras fixas e 11 computadores. Vão trabalhar 24 policiais, entre militares, civis e bombeiros, além de 14 atendentes. (Política Livre)

Comente agora
28
Jan
SAJ: DIREC 4 envia nota de pesar por morte de aluno
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:00h
Com profundo pesar, a equipe da DIREC 4 comunica e lamenta o falecimento de Glauber Sena. O jovem era estudante do 1º ano do Colégio Estadual Democrático Rômulo Almeida e sua morte causa uma dor imensa aos seus amigos e familiares. Glauber foi vítima de um acidente de trânsito na tarde deste domingo (27). Neste momento de tristeza e dor, desejamos à família, amigos e comunidade escolar do Colégio Rômulo Almeida a força necessária para superar esta grande perda. O corpo do estudante está sendo velado no Velório Paroquial e será sepultado às 16 horas no Cemitério Municipal de Santo Antonio de Jesus.
Comente agora
28
Jan
Projeto busca resgatar Carnaval de Cruz das Almas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:32h

Localizado no Recôncavo Baiano, o município de Cruz das Almas possui um elevado potencial de crescimento econômico e social. Percebendo a necessidade do retorno das comemorações carnavalescas, o Sebrae, a Câmara de Dirigentes Lojistas local (CDL), as entidades empresariais, a sociedade civil organizada e outros parceiros decidiram se reunir para resgatar a festa no município. 
“É fundamental termos o apoio do poder público, assim como das entidades empresariais para que esse resgate se concretize”, afirmou o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos de Cruz das Almas, Nadson Lopes dos Santos, que também é presidente da comissão do projeto de resgate do Carnaval da cidade.

Para o gestor de projetos do Sebrae, Raul Magno de Souza, a iniciativa é importante para o valorizar a cultura local e regional. Ele deixou claro que o projeto será de relevância para o Sebrae, pois vai permitir ações direcionadas aos vendedores ambulantes formalizados como os Empreendedores Individuais, “Serão oferecidas capacitações em segurança alimentar, gestão, empreendedorismo, entre outras”, informou o gestor.


Comente agora
26
Jan
Salário de ACM Neto é o que mais subiu entre os prefeitos de capitais
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 19:37h

Os salários de 12 dos 26 prefeitos das capitais do país aumentaram em 2013. É o que mostra levantamento feito por jornalistas do G1 pelo Brasil. A remuneração paga aos prefeitos é fixada pela Câmara Municipal de cada cidade. O maior reajuste em relação a 2012 foi registrado em Salvador (BA), onde o prefeito ACM Neto (DEM) recebe R$ 18.038,10, valor 73,4% superior ao salário de R$ 10.400 recebido por João Henrique.

As outras capitais que aumentaram os rendimentos de prefeitos foram 
-- Florianópolis (52,3%)
-- Natal (42,8%)
-- Aracaju (40,3%)
-- Campo Grande (36%)
-- Teresina (27,9%)
-- Porto Velho (27,1%)
-- Vitória (24,6%)
-- Belo Horizonte (22,8%)
-- João Pessoa (22,2%)
-- Macapá (13,2%)
-- Belém (12,7%)












Comente agora
26
Jan
SAJ: Neto fala sobre visitas aos postos de saúde; Joan dá explicações
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:22h

O assessor e futuro secretário de Comunicação de Santo Antonio de Jesus, Abílio Neto, o “Neto Publicidade”, esteve no programa Levante a Voz deste sábado (26) para falar sobre a série de visitas que ele e o vice-prefeito Faustino Cunha estão fazendo as Unidades de Saúde do município. Neto relatou que a situação encontrada nos postos de saúde “não é nada boa.” Em algumas unidades, o lixo hospitalar não é recolhido há mais de cinco meses. Segundo Neto, cerca de onze unidades foram visitadas nesta primeira semana e o trabalho será retomado na próxima segunda-feira (28). “Olha, em alguns postos, o médico passa uma vez por semana durante uma hora. Em alguns, nem enfermeira tem. A enfermeira visita também apenas uma hora, uma vez por semana. O posto fica fechado. Alguns equipamentos funcionam, outros não. Às vezes, tem a cadeira de dentista, não tem o profissional e às vezes, tem o dentista, mas, não tem a cadeira e aí o dentista fica em casa,” relatou.

Comente agora
26
Jan
Ouvidoria de Santo Antônio de Jesus terá sede na Rua 7 de Setembro
Postado por: Samile Damasceno / 10:49h

Neste sábado (26), a Rádio RBR entrevistou a ouvidora Carolina Magna Carvalho, que informou a respeito das mudanças na Ouvidoria. Carolina comunicou que na próxima semana a instituição de Santo Antônio de Jesus estará mudando para a Rua 7 de Setembro, dando prioridade para a acessibilidade, uma vez que o espaço da ouvidoria anterior possuía escadas, dificultando o acesso. A ouvidora informa também que os telefones ainda não foram instalados, mas a população pode estar ligando para o telefone da prefeitura no (75) 3632-4740.

Sobre o órgão, a entrevistada explica que a orientação dada para as pessoas que reclamam é que procurem as secretarias, “pois existem dúvidas que podem estar resolvendo na própria repartição, se não resolver, aí sim a ouvidoria entra com um mediador”.

Redação: Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
26
Jan
SAJ: Responsável pelos poços artesianos comenta sobre a falta d'água em algumas localidades
Postado por: Samile Damasceno / 10:23h

Em entrevista à Rádio RBR, Júlio César, conhecido “Tedinha”, o qual está sendo responsável pela prestação de serviços e poço artesiano em Santo Antônio de Jesus, elucidou algumas questões referentes à falta d’água em várias localidades da zona rural.

Júlio César inicia sua fala direcionando aos moradores da zona rural: “eu peço que tenham um pouco de paciência porque essa questão da falta de água já vem desde a gestão passada”. O entrevistado explica que a falta d’água nos municípios é devido a seca nos lençóis freáticos e, enquanto aos poços artesianos, estes têm que passar por manutenção periodicamente, precisando também de uma bomba reserva, mas, o que encontramos foi um material “sucateado e faltando muitas coisas, então eu fico sem poder trabalhar e ainda não encontramos tais bombas para venda no município”, esclarece.

Santo Antônio de Jesus possui aproximadamente 40 poços artesianos, em que é indicada uma pessoa por localidade para vistoriar cada um desses poços. César afirma ainda que fez uma visita em cinco dessas localidades e tirou as bombas que estavam queimadas “e a demora agora é para fazer a licitação e comprar outro material”. O Gamelo, zona rural de Santo Antônio de Jesus, é uma das localidades que estão sendo prejudicadas com a falta d’água e, sobre isso, o entrevistado alega que na próxima segunda-feira uma equipe já sendo encaminhada para retirar a bomba, fazer limpeza do poço e verificar a vazão d’água e a distância, para, em seguida, poder fazer a troca do material.

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Comente agora
26
Jan
Coité: Chuvas provocam morte de toneladas de peixes em açude
Postado por: Samile Damasceno / 10:10h

Milhões de peixes do Açude de Itarandi, em Conceição do Coité, no nordeste baiano, já morreram desde que as chuvas voltaram a cair na semana passada na região, após um longo período de estiagem. Desde a última segunda-feira (21) toneladas de tilápias, traíras e peixes conhecidos como “João de Ar” aparecem mortos e boiando no açude. De acordo com a ambientalista Juliana Boaventura, em entrevista ao site Calila Notícias, a forte chuva que caiu em Conceição do Coité trouxe benefícios à região, mais a enorme quantidade de água provocou uma intensa lavagem do solo – lixiviação –, carregando para o açude toda a matéria orgânica bidegradável existente nos esgotos, acumulada no período de seca. “Ao lançar matéria orgânica em um manancial de água, ocorre uma grande proliferação de bactérias aeróbias, que, ao efetuarem a decomposição da mesma, utilizam o oxigênio dissolvido (OD) do meio líquido para a sua respiração. Essas bactérias passam a competir com os demais organismos aquáticos, e como têm alimento a sua disposição e possuem requisitos de sobrevivência em termos de oxigênio bastante baixos, elas ganham a competição. Com isso, os peixes morrem e a população dos decompositores cresce rapidamente”, explicou a profissional. 

Comente agora
26
Jan
Fornecimento de água está suspenso em Tanhaçu
Postado por: Samile Damasceno / 09:05h

O abastecimento de água no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, está parcialmente interrompido e a população sofre com a falta do recurso. De acordo com a Embasa, a causa da interrupção do serviço foi em função de sucessivos problemas apresentados pela adutora responsável pelo abastecimento na cidade, ocasionados pelas últimas chuvas que caíram na região. Em nota enviada à imprensa, a Embasa diz que trabalha para voltar a ofertar água para o pleno atendimento à população. No momento, carros-pipas oferecidos pela companhia atendem as demandas das residências que não contam com o recurso há dias. (Bahia Notícias)

Comente agora
26
Jan
Motorista perde controle de veículo e derruba poste em Lauro de Freitas
Postado por: Samile Damasceno / 09:00h

Um carro se chocou contra um poste na manhã desta sábado (26), no km 5 da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo informações da Central de Polícia (Centel), o motorista, que não teve a identidade revelada, ficou gravemente ferido após perder o controle do veículo e se chocar violentamente contra o poste que caiu. Ainda segundo a polícia a vítima ficou presa nas ferragens e precisou do auxilio do corpo de bombeiros para ser retirada. Ela recebeu os primeiros socorros oferecidos por médicos de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi levada para um hospital da região. Seu estado de saúde não foi divulgado. A Centel não soube informar se outras pessoas estavam no veículo e a motivação para o acidente. O trânsito segue congestionado na região. (Bocão News)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com