As comentadas


Boa tarde , Sábado, 25/04/2015









Enquete



Reflita

Blog

Cidades

29
Nov
Maraú: Cratera se forma na BR- 030 e deixa população isolada
Postado por: Anacley Souza / 07:49h

Uma cratera com cerca de dez metros de profundidade e com mais de 4 metros de diâmetro se abriu na BR-030 na manhã desta quinta-feira (28), na localidade do  Distrito de Caubi, no município de Maraú, devido as fortes chuvas que caem na região.  A Prefeita Gracinha Viana (PP), já decretou estado de emergência no município e comunicou a situação ao Governador da Bahia, Jacques Wagner (PT) e alerta aos motorista cautela e cuidado pois as estradas estão interditadas. Em Maraú, várias ruas, estradas e casas foram destruídas pela chuva. Uma ponte também desabou dificultando o acesso da sede a BR-030. Ninguém sai ou entra na cidade pela estradas, disse o Secretario Municipal de Administração. O acesso fica apenas pelo mar. Informações e foto são do Ubaitaba Urgente.

Comente agora
29
Nov
São Félix sedia XIII Festival de Filarmônicas do Recôncavo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:44h

Começa neste sábado, 30, o XIII Festival de Filarmônicas do Recôncavo (Festfir), que acontece na Casa da Cultura Américo Simas, em São Félix (a 121 km de Salvador), e vai durar três finais de semana, até o dia 14 de dezembro. O festival vai premiar as campeãs e vice-campeãs de cada grupo com a gravação de um cd ao vivo do Festfir e instrumentos musicais. Durante a competição, cada filarmônica deverá executar três peças musicais características, sendo obrigatório para o grupo A (filarmônicas campeãs das edições anteriores do Festival) a execução do dobrado Ararybóia e para o grupo B (demais filarmônicas) o tango brasileiro Os Bohêmios, ambos do mestre-compositor fluminense Anacleto de Medeiros (1866-1907), homenageado nesta edição Festfir. As outras duas músicas serão de livre escolha, desde que compostas originalmente para banda de música. Além das apresentações, também será lançado o livro 30 anos da Oficina de Frevos e Dobrados da autoria do maestro Fred Dantas, um dos organizadores do evento.

Confira a programação:

Comente agora
29
Nov
Alcaçoba: Teto de escola desaba e fere dois alunos
Postado por: Anacley Souza / 07:10h

Parte do teto da Escola Municipal São José, no distrito de São José de Alcobaça, desabou na manhã desta quinta-feira (28) e feriu duas crianças, que foram socorridas para o Hospital São Bernardo, localizado na região. Segundo alunos da escola, muitos estudantes já tinham entrado em suas salas, mas alguns permaneciam no pátio de recreação, justamente onde o telhado veio abaixo. “As crianças feridas foram levadas para o Hospital São Bernardo, em Alcobaça, e não apresentam ferimentos graves, algumas já foram atendidas e liberadas e outras ainda estão em estado de observação, mas sem gravidade”, disse o prefeito do município, Bernardo Olívio. Ainda segundo o gestor, “todo suporte está sendo dado às vitimas e suas famílias, inclusive com um psicólogo e o que se fizer necessário para preservar a vida e o bem estar de todos, será feito”. O prefeito Bernardo Olívio declarou ainda que aguardará o laudo técnico da perícia indicando as causas do acidente para que outras providências sejam tomadas. O gestor mostrou-se surpreso com a situação já que o local foi reformado no ano passado e “solicitou aos seus técnicos que faça uma vistoria técnica e uma auditoria estrutural imediata em todas as escolas do município, em especial as que indicam terem sido reformadas em 2012”. (Bocão News)

Comente agora
28
Nov
Vídeo: Com alagamentos, solução é andar de caiaque em Salvador
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:28h

  1. Ilhados nas ruas da capital baiana, os moradores de Salvador procuram alternativas para se locomoverem em meio aos alagamentos. Pelo menos um deles já encontrou uma forma original para a situação: andar de caiaque pelas ruas. A reportagem do Bocão News recebeu o vídeo na noite desta quinta-feira (28), quando já choveu mais de 64% da média climatológica prevista para todo o mês de novembro.
Comente agora
28
Nov
Em dia de chuva torrencial, internautas criam a campanha 'Salvador Vai de Barco'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:13h

  1. A chuva torrencial que atingiu a capital baiana nesta quinta-feira (28), quando o índice atingiu 87,9 milímetros - 64% do previsto para todo o mês de novembro – causou transtornos para grande parte da população, ilhada em congestionamentos, em casa ou no trabalho. Mas, alguns internautas não perderam tempo e trataram de ironizar a situação da cidade, que mais uma vez parou e inundou com a chuva. Em uma das postagens feitas pela internet, a campanha “Salvador Vai de Bike” foi climatologicamente adaptada e transformada em “Salvador Vai de Barco”. A postagem foi feita na página do Facebook do “Guia de Sobrevivência do Soteropobretano”, conhecido por ironizar o dia a dia da capital baiana. A brincadeira ganhou, até o começo da noite, nada menos que 1,1 mil compartilhamentos e mais de mil curtidas. A chuva alagou até o cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.
Comente agora
28
Nov
Farmácia em Salvador é condenada por controlar ida de funcionária ao banheiro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:08h

A Farmácia Sant’Ana da capital baiana foi condenada a pagar R$ 20 mil por danos morais a uma de suas funcionárias, que era obrigada a dizer ao seu chefe o que faria no banheiro, podendo ser impedida de usa-lo. A sentença a favor da empregada, que trabalhava nas unidades do Imbuí e Porto Seco Pirajá, foi dada pela 33ª Vara do Trabalho de Salvador. A juíza Silvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale destacou que o poder de direção das empresas não é absoluto e não pode ferir os direitos individuais dos trabalhadores. “A trabalhadora sofria assédio moral praticado por gerentes da drogaria, especificamente no que tange à limitação das idas ao banheiro e a consequente invasão da privacidade e intimidade dos obreiros. O tratamento dispensado à empregada causou-lhe profundo sentimento de dor e frustração”, concluiu. A empresa ainda foi determinada a pagar horas extras, pois a funcionária conseguiu provar que ultrapassava habitualmente a jornada máxima diária permitida por lei.

Comente agora
28
Nov
Internautas brincam com transtornos causados pelas chuvas em Salvador
Postado por: Letícia Oliveira / 17:01h

Como acontece em dias de fortes chuvas em Salvador, com alagamentos em diversas vias da cidade, os moradores voltaram a brincar, na tarde desta quinta-feira (28), com os transtornos sofridos pela população. Os usuários das redes sociais, além de divulgar fotos dos principais pontos críticos de alagamento, também postaram montagens que ironizam a situação. Entre as brincadeiras compartilhadas, está a de Uilson Salvador, que colou a imagem de surfista em meio à Avenida ACM, nas proximidades da loja Comercial Ramos. Vídeo produzido por Felipe Blanco e postado no Youtube mescla imagens registradas no Rio Vermelho com frames que lembram um filme de terror. (BN)

Comente agora
28
Nov
Entidades Empresariais entregam carta de reivindicações para o governo do estado
Postado por: Letícia Oliveira / 16:39h

Dia 28 de novembro, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus, representadas pelo presidente da CDL, André Gustavo Barbosa, prestigiaram a inauguração do novo centro de distribuição da Natulab. Na oportunidade, as entidades representantes da classe empresarial do município entregaram ao Coordenador da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia, Edmundo Filho que representava o governador da Bahia, Jaques Wagner, uma carta com diversas solicitações para a cidade. Entre as demandas, ações que visam o desenvolvimento do município. 

  1. Aloma Brito
  2. ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ
Comente agora
28
Nov
Mau tempo com fortes chuvas impede visita de Governador Jaques Wagner à S. A. de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 14:52h

Devido ao mal tempo com fortes chuvas em toda a Bahia não foi possível que o Governador Jaques Wagner participasse nesta quinta-feira (28) da inauguração da 1ª etapa e descerramento da pedra fundamental do Complexo Industrial do Grupo Natulab. Em entrevista coletiva a imprensa local por telefone, ele afirmou que até tentou sobrevoar a Baía de Todos os Santos, mas o piloto viu que não era possível continuar a viagem, que poderia colocar em risco a vida de todos na nave. Na oportunidade, o governador parabenizou Marconi Sampaio pelo empreendimento e se comprometeu a participar do próximo evento da empresa. 

Reportagem Voz da Bahia

Comente agora
28
Nov
Por causa da chuva, telhado de escola desaba e atinge cinco alunos em Alcobaça
Postado por: Letícia Oliveira / 14:35h

O temporal que atinge o sul da Bahia na manhã desta quinta-feira (28) causou estragos no distrito de São José, no município de Alcobaça. O teto da escola municipal desabou por causa da forte chuva e atingiu cinco alunos. Três deles tiveram escoriações leves e dois estão internados na Hospital de Alcobaça. A escola foi interditada e as aulas foram suspensas para reforma. De acordo com informações da Secretaria de Educação, equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para realizar perícia. A polícia está no local e aguarda laudo da perícia técnica. No município de Presidente Tancredo Neves, um barranco desabou e atingiu uma casa. O temporal atinge também outros municípios do estado. As cidades de Valença e Maraú também foram afetadas. Segundo as prefeituras das cidades, as fortes chuvas alagaram estradas, ruas, provocaram o surgimento de buracos e afetaram a rotina dos moradores. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de que o clima na região continue o mesmo até sábado (30). Segundo o INMET, nas últimas 24 horas, emValença choveu 265 milímetros, enquanto em Maraú, o volume de chuva foi de 202,8 milímetros. O órgão afirma que o temporal também atinge outros municípios da região.

Um comentário
28
Nov
SSA: Parte de cobertura de shopping desaba por conta da forte chuva
Postado por: Letícia Oliveira / 14:17h

Parte do teto do shopping Iguatemi desabou por conta da forte chuva. Não há informação de feridos. A chuva infiltrou pelo forro de gesso e provocou o desabamento. Houve alagamentos em um dos pisos. Diversas avenidas já apresentam lentidão por conta da forte chuva que atinge Salvador e Região Metropolitana desde a manhã desta quinta-feira (28). Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), há pontos de alagamento nas avenidas Silveira Martins, Vasco da Gama, Lucaia, os dois sentidos da Juraci Magalhães, Paulo VI e Manoel Dias. Motoristas estão presos dentro dos veículos que ficaram presos na avenida Bonocô por conta da forte quantidade de água acumulada na via. Não há informações de vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros. A Via Expressa encontra lentidão e fortes pontos de alagamento. Aumento da quantidade de água causou impacto no acesso a áreas como Cabula e Retiro. (Correio)

Comente agora
28
Nov
Ituberá decreta estado de emergência
Postado por: Anacley Souza / 12:00h

O município de Ituberá, no Sul baiano está em estado de emergência por conta das fortes chuvas que caem na cidade desde a manhã de ontem. A cidade está alagada em diversos pontos e o caos acontece em meio à tradicional festa do padroeiro Santo André, que fez com que mais de 300 camelôs se desloquem até a cidade. Eles estão em barracas, acampados no municípios, e tiveram todos os seus produtos prejudicados. O prejuízo é enorme e vários bairros já estão sem acesso. Segundo a assessora da prefeitura, Francis Menezes,todas as equipes estão nas ruas fazendo levantamento dos estragos e do que pode ser feito. "O volume de chuvas foi muito alto. Infelizmente esse é um fenômeno natural do qual não temos controle", justificou. A assessora informou também que algumas pontes já foram interditadas e bocas de lobo estão sendo desobstruídas. (Fonte e Fotos: Bocão News)

Comente agora
28
Nov
Chuva forte deixa ruas alagadas na cidade de Laje; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:42h

Fortes chuvas atingem o baixo sul  da Bahia desde a tarde de ontem (27). Estragos e flagrantes de alagamento puderam ser vistos em vários bairros na manhã desta quinta-feira (28) na cidade de Laje. Fortes enxurradas levaram consigo muita lama e sujeira para dentro das residências. A defesa civil da cidade está em estado de alerta por conta das quedas de barreira na estrada.

Valença

As chuvas que caem na cidade de Valença, baixo sul da Bahia, desde o início da noite desta quarta-feira (27) fez a prefeitura decretar estado de emergência no município. Segundo o site Portal do Baixo Sul, a prefeita, Jucélia Nascimento, já fez o pedido de apoio ao governador Jaques Wagner. Os bairros de Estância Azul, Graça, Bolívia, tiveram alagamentos, com moradores que tiveram casas alagadas com móveis e eletrodomésticos perdidos. A previsão da meteorologia é de mais chuva para esta quinta-feira (28) na cidade.

Reportegem Voz da Bahia/ Fotos: Claudio Lima

Ruas ficaram alagadas 

Comente agora
28
Nov
Chuva faz prefeitura de Valença decretar estado de emergência
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:32h

As chuvas que caem na cidade de Valença, baixo sul da Bahia, desde o início da noite desta quarta-feira (27) fez a prefeitura decretar estado de emergência no município. Segundo o site Portal do Baixo Sul, a prefeita, Jucélia Nascimento, já fez o pedido de apoio ao governador Jaques Wagner. Os bairros de Estância Azul, Graça, Bolívia, tiveram alagamentos, com moradores que tiveram casas alagadas com móveis e eletrodomésticos perdidos. A previsão da meteorologia é de mais chuva para esta quinta-feira (28) na cidade. (BN)

Comente agora
28
Nov
Vereador fala sobre as más condições da Brigada de Corpo de Bombeiros em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 11:29h

O verão chegando e com ele o crescimento do tráfego nas estradas que liga Santo Antonio de Jesus e região ao litoral, nos vemos desprovidos de segurança e de prepostos de socorro para nos auxiliar.  Preocupado com essa situação, o Vereador Sargento Vinicius (PSD), entrou em contato com a Rádio Andaiá FM para alertar sobre esse descaso. De acordo o Edil, caso venha acontecer um acidente grave, as vítimas estarão à mercê da própria sorte e da boa vontade de algumas pessoas. Vinicius afirmou que a brigada do Corpo de Bombeiros da cidade está sem ambulãncias, “não tem uma viatura pra socorrer alguém, precisam do apoio da Polícia Militar, é preciso alertar a população para que não venham acusar os brigadistas por falta de atendimento”, comenta. Ainda segundo informações, já se foi feito uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública para buscar recursos que possam beneficiar a região em relação a segurança e socorros. Vinicius também falou que aproveitará a visita do Governador em nossa cidade hoje para pedir uma solução, “se não temos condição de ter um sub- grupamento não podemos transformá-lo em um grupamento”, conclui.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

 

Comente agora
28
Nov
Candidato a Governo do Estado, Ruy Costa virá para a inauguração do Complexo Industrial da Natulab
Postado por: Anacley Souza / 11:13h

O governador Jaques Wagner vai participar da inauguração da 1ª etapa e descerramento da pedra fundamental do Complexo Industrial do Grupo Natulab, em Santo Antônio de Jesus, nesta quinta-feira (28), às 14h. Ele será recebido pelo presidente Marconi Sampaio e demais diretores da empresa, que vão explicar as próximas etapas de construção e as perspectivas de produção para os próximos anos.  Ruy costa, Secretário Estadual da Casa Civil falou em entrevista à Rádio Andaiá FM sobre a ampliação desse empreendimento. Segundo Rui, a criação de novos pontos de emprego e desenvolvimento econômico para o interior baiano é meta do Governo Wagner que ao longo de seu leito tem investido na educação profissional “antes tínhamos apenas 1 escola Técnica, hoje somos beneficiados por cerca de 31 escolas espalhadas pelo interior”, finaliza. 

Redação Voz da Bahia- Anacley Souza

Um comentário
28
Nov
SAJ: Moradores do bairro Irmã Dulce fala sobre os transtornos que vem enfrentando na localidade
Postado por: Anacley Souza / 11:07h

Após várias queixas de transtornos causados pelo trabalho de drenagem do canal do Mutum em Santo Antonio de Jesus, moradores do local, juntamente com sua representante, mais conhecida como D. Zezé entraram em contato com a Rádio Andaiá FM para relatar a situação do bairro. Segundo elas, as obras de revitalização do canal vem causando transtornos tanto econômico quanto de saúde, “quando os caminhões passam levanta aquela poeira”,  comenta. Sobre os transtornos os trabalhos, os moradores alegam esquecimento dos poderes públicos em relação aos benefícios do bairro “ficamos a ver navios, os políticos vem faz um paliativo que não vale muita coisa”, desabafa. De acordo D. Zezé antes das obras estarem em seu ápice, a mesma informou que o desvio estava sendo feita de forma irregular e por conta disso, qualquer pico de chuva o canal transborda, “a obra tá andando, espero que termine no tempo determinado”, cometa. Com largos e praças sujas, os moradores pedem que a secretaria de infraestrutura faça um trabalho de limpeza na área, “parece que vivemos no lixo, fico temorosa em passar o Natal nessa sujeira”, desabafa. 

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
28
Nov
Procon fiscaliza comércio de Salvador em ‘Operação Natal 2013’
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:57h

O Procon-BA realiza, até esta quinta-feira (27), a “Operação Natal 2013”, para fiscalizar lojas de shoppings e ruas de Salvador com o objetivo de averiguar o cumprimento do direito à informação e à segurança, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Entre os estabelecimentos autuados, estão Scala, Arezzo e Nova Geração, todos situados no Shopping Iguatemi. De acordo com informações divulgadas pelo órgão, as principais irregularidades encontradas foram falta de precificação apropriada nos produtos expostos; falta de transparência na política de troca e nas condições de pagamento e indisponibilidade do CDC em local visível..

Comente agora
28
Nov
Blitz do IPVA começa hoje em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:37h

A primeira blitz do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Santo Antonio de Jesus será realizada nesta quinta-feira (28) por equipes da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), do Detran, da Polícia Militar e da prefeitura local. Se tiver o automóvel retido, o contribuinte receberá um Documento de Arrecadação Estadual (DAE), podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar o débito e evitar que haja apreensão e reboque do veículo. No entanto, o pagamento só pode ser feito durante a realização da blitz. O local da ação não será divulgado. A operação continua até o mês de dezembro em toda Bahia. O Secretário da Fazenda de Santo Antônio de Jesus Raimundo Nonato conhecido "Nal Fiscal" em entrevista a Recôncavo FM comentou sobre a blitz do IPVA que chegará ao município nesta quinta-feira (28). De acordo com ele, será cobrado daquelas pessoas que estão com o emplacamento em atraso, após ser verificado se há pendência ou não.

Comente agora
27
Nov
Abastecimento de água será interrompido nesta sexta (29) em Varzedo, Dom Macedo Costa e S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:24h

A Embasa informa que devido à manutenção que será realizada na estação de tratamento de água, na próxima sexta-feira (29), o abastecimento de água das  cidades de Varzedo, Dom Macedo Costa e Santo Antonio de Jesus, será interrompido durante todo o dia, das 06 às 21h. A Embasa recomenda a utilização econômica da água existentes nas caixas d' água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
27
Nov
Salvador: Codecon notifica Bradesco e Itaú por não respeitarem leis municipais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:06h

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) realiza, esta semana, ações de fiscalização nas agências bancárias de diversos pontos da cidade e já passou por 13 bancos, sendo que seis foram notificados por não instalar divisórias opacas entre os caixas e outros dois receberam notificação por infringir a chamada Lei dos 15 Minutos, que determina o prazo máximo de atendimento ao cliente na fila. As agências flagradas sem as divisórias foram as do Bradesco da Avenida Estados Unidos e Rua Miguel Calmon (Comércio), Shopping Center Lapa (Centro) e Baixa dos Sapateiros (Centro Histórico), além das agências do Itaú da Avenida Estados Unidos (Comércio), Avenida Joana Angélica e Piedade. O prazo para regularização da situação junto ao Codecon é de 20 dias. Já o Bradesco da Rua Chile (Centro) e o Itaú da Avenida Tancredo Neves (Caminho das Árvores) foram notificados por infringir a Lei dos 15 Minutos. Neste caso, os estabelecimentos têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa, sob pena de abertura de processo administrativo com posterior pagamento de multa. O não comprimento da Lei dos 15 Minutos pode gerar multa de cem salários mínimos, cerca de R$ 51 mil, e em caso de reincidência a infração será dobrada e uma terceira multa implicará na perda do alvará de funcionamento.

Comente agora
27
Nov
MPF aciona ex-prefeito de Pedrão por improbidade administrativa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:58h

O ex-prefeito de Pedrão (centro norte) José Luiz Araújo dos Santos foi acionado pelo Ministério Público Federal (MPF), em Alagoinhas (também no centro norte do estado), por improbidade administrativa. O órgão acusa o ex-gestor de não prestar contas de recursos repassados por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte (Pnate). José Luiz Araújo dos Santos esteve à frente do município de 2005 a 2008 e, de acordo com o MPF, não prestou contas dos recursos do Pnate, do ano de 2005, e nem deixou documentos para que seu sucessor pudesse fazer a prestação de contas, o que bloqueou novos repasses de convênio federais para o município. De acordo com a ação, em 2005, o município de Pedrão recebeu aproximadamente R$ 11 mil reais em recursos do Pnate, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O ex-gestor chegou a apresentar, em 2006, documentos referentes ao suposto uso da verba, mas não foram informados os dados de identificação dos fornecedores ou prestadores de serviços, o que prejudicou a análise adequada da prestação de contas pelo FNDE.  Ainda segundo a ação, José Luiz Araújo dos Santos fez a prestação de contas de forma irregular, porque aplicou os recursos indevidamente, o que configura prática de improbidade administrativa. De acordo com o MPF, o prejuízo ao município com o valor atualizado a setembro de 2008 é de R$ 16 mil reais.

Comente agora
27
Nov
População de Salinas sofre com transtornos do Estaleiro Enseada do Paraguaçu
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:01h

Após décadas de esquecimento, alguns municípios do Recôncavo Baiano já sentem os impulsos positivos por conta da construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) no distrito de São Roque, localizado em Maragojipe, na Bahia. O grupo formado pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos S.A., a OAS Investimentos S.A. e a UTC Participações S.A. Em 2012, a Kawasaki Heavy Industries Ltda. é o responsável pela implantação do EEP. Com previsão de conclusão em 2014, serão construídos na unidade seis navios-sonda de perfuração offshore, do contrato firmado em 2012 com a Sete Brasil, no valor global aproximado de US$4,8 bilhões. Obra teve um investimento privado de R$ 2,6 bilhões, e deve gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. No entanto, apesar das boas expectativas que a construção do EEP traz, municípios como Salinas das Margaridas ainda não sentem o impacto positivo da indústria naval.

Um comentário
27
Nov
Prefeituras culpam Secretaria de Educação por ônibus escolares não serem entregues
Postado por: Letícia Oliveira / 17:23h

Três das seis prefeituras apontadas como faltosas no resgate dos ônibus escolares que estão parados no pátio do Centro Administrativo da Bahia (CAB) se posicionaram através de suas assessorias a respeito do fato e deram justificativas para o imbróglio. Os ônibus fazem parte do Programa Caminho da Escola, do governo federal, que destina veículos para zona rurais de municípios carentes do serviço. Segundo a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), mais de cem veículos já foram entregues em duas cerimônias, ocorridas em junho e começo de novembro deste ano. De acordo com a prefeitura de Irecê, no centro-norte baiano, a notícia de que o município teria deixado de buscar seu respectivo ônibus foi vista com surpresa pela administração do prefeito Luizinho Sobral (PTN). Na nota, a prefeitura informa que no dia da entrega, em 7 de novembro, um funcionário e um secretário vieram a Salvador para resgatar o ônibus de Irecê, mas foram impedidos por conta de o veículo não dispor de tacógrafo (dispositivo que monitora o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade), roubado em uma ação que subtraiu outros tacógrafos de 19 ônibus.

Comente agora
27
Nov
Secretário do Meio Ambiente afirma que serão realizadas fiscalizações em lava-jatos de S. A. de Jesus em 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 17:10h

Conforme reclamações realizada por um cidadão os rios à margem da BR-101 estão sendo poluídos por graxa e óleo vindos de oficinas daquela região. Em entrevista a Recôncavo FM, o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, José Carlos Toneto informou que a secretaria já está ciente do fato, através de uma denuncia do proprietário do terreno. De acordo com Toneto, foi constatado realmente o caso, porém vem a montante, onde há várias oficinas sem postos de lavagens e o produtor não disse de onde estava vindo essa poluição. “Nossa secretaria tem dado a resposta a todas as denuncias, mas precisamos de um período de estiagem de 2 semanas ou 10 dias, por que quando acontece a chuva há lavagem dessa eventual poluição”, disse. O secretário relatou que como não houve uma denuncia cabe pesquisar com a equipe para levantar uma certeza e que sejam tomadas as medidas corretas. “Os lava-jatos carecem de licenciamento, precisam estar regulados na secretaria. Começaremos uma fiscalização no começo do ano de 2014 nesse segmento, pois não está havendo trabalho criterioso”, concluiu.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

3 comentários
27
Nov
SAJ: Prefeitura Municipal realiza sorteio de casas habitacionais‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:03h

Foi realizado na manhã desta quarta-feira, (27), o sorteio  de 296 unidades habitacionais do ‘Programa Minha Casa Minha Vida’, uma parceria do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus. Segundo o  prefeito Humberto Leite, 296 famílias carentes serão comtempladas, sendo cada família composta de   4 a 5 membros, além de idosos, deficientes físicos e pessoas com necessidades especiais. A Secretária de Assistência Social, Kátia Araújo, informa que o evento que começou hoje, (27),  terá seu término em dezembro,  com a conclusão dos sorteios e a entrega das casas, concretizando o sonho de todo cidadão brasileiro que é  a casa própria. O sorteio das casas contou com a presença dos representantes da Secretaria de Assistência Social, Assessoria de Comunicação da prefeitura, Caixa Econômica Federal e Coordenadores do CRAS. (ASCOM/PMSAJ)

Comente agora
27
Nov
Ciro Bottini realizou palestra em Santo Antônio de Jesus; Confira as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:49h

Foi realizada em Santo Antônio de Jesus, nesta quarta-feira (27), no Cine Itaguari Shopping, uma palestra motivacional com Ciro Bottini, maior vendedor televisivo do Brasil. O evento foi realizado pelo Sebrae em parceria com o Shopping Mega China. Ciro mostrou ser possível fazer muito sucesso e ganhar bastante dinheiro sendo vendedor. Atua como consultor em vendas, grava diversas campanhas regionais, apresentou vários comerciais para o Baú da Felicidade (SBT) e comandou a promoção Show de Gols, da Rede Globo durante a Copa do Mundo de 2002, entrando ao vivo nos intervalos do programação da emissora para sortear carros. Bottini promoveu dinâmicas durante a sua palestra e deixou os vendedores do Mega China bem a vontade.

Fotos Voz da Bahia

Um comentário
27
Nov
Itarantim: População destrói escritório da Embasa e chefe do órgão é exonerado
Postado por: Anacley Souza / 12:15h

Revoltados com a falta de água no município baiano de Itarantim, moradores do município destruíram o escritório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) durante um protesto na noite da última segunda-feira (25). De acordo com o diretor de operação da Embasa, Carlos Pontes, a interrupção do fornecimento de água foi causada após a realização de obras, por fazendeiros, que diminuíram o nível da barragem da cidade. Segundo informações do blog Políticos do Sul da Bahia, o abastecimento foi regularizado nesta terça (26), depois da chuva que caiu no município. Os fazendeiros responsáveis pelo problema foram notificados. Considerado incompetente para solucionar a situação, o chefe do escritório da Embasa de Itarantim foi exonerado.(Bahia Notícias)

Comente agora
27
Nov
4ª Dires promove encontro regional de vigilância das doenças crônicas não-transmissíveis
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:46h

Com o objetivo de planejar ações estratégicas para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis, como combate as drogas licitas e ilícitas, alimentação saudável, violência moral, doméstica e sexual, a 4ª DIRES promove hoje, 27, no Antonius Imperial Hotel, o Encontro Regional de Vigilância das Doenças e Agravos não-transmissíveis com a participação dos secretários de educação e as equipes das Vigilâncias Epidemiológicas e Atenção Básica dos municípios que compõem a Regional. O evento acontece até amanhã (28) e também têm o objetivo de promover a saúde e atenção integral como eixos principais e norteadores de trabalho a serem desenvolvidos na microrregião. As palestras serão ministradas pela técnica de referência do Programa DANTS/4ª DIRES, Maricélia Campos Sampaio, a coordenadora da Atenção Básica, Silvia Brito, a médica de referência da Atenção Básica/4ª DIRES, Drª Ana Wanderley e a professora da UFRB, Ariane Cedraz.

Comente agora
27
Nov
SAJ: Rifa em nome da ASPRA é fraude, diz Sargento Vinicius
Postado por: Anacley Souza / 09:26h

Com o final de ano chegando, chega também os golpes. A redação do Voz da Bahia obteve informações de que uma Rifa está circulando na cidade com intuito de arrecadar recursos para a ASPRA (Associação de Policiais Militares, Bombeiros e Familiares). O vereador Sargento Vinicius (PSD) que é  presidente da ASPRA em Santo Antônio de Jesus, em um comunicado informou que é uma fraude. De acordo Vinicius, não foi autorizado a divulgação desta rifa e que o ato caracteriza-se como crime, “não autorizei que falassem em meu nome, nem o da ASPRA. Peço por favor que não adquiram pois é uma fraude”, fala o Sargento Vinicius.

Redação Voz da Bahia- Anacley Souza

Comente agora
27
Nov
SAJ: Moradores Mutum reclamam da poeira causada pelo trabalho de drenagem do canal
Postado por: Anacley Souza / 09:09h

Moradores ddo bairro do Mutum em Santo Antonio de Jesus estão reclamando dos transtornos sofridos pelos trabalhos de drenagem do canal, que estão sendo realizadas naquela localidade. Segundo o morador mais conhecido como 'João das faixas', que reside na Rua dos Humildes, a poeira está causando desconforto e prejudicando a saúde das pessoas que residem no local. Aindade acordo o denunciante o tráfego de caminhões e a retroescavadeira está danificando as casas, “as paredes estão rachadas e o pior é poeira. Eles deveriam usar água de uma fonte que tem aqui perto, pelo menos para amenizar a situação”, reclama. João pede que o órgão reponsável pela obra, tome alguma providência.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
27
Nov
Sorteio do Programa Minha Casa Minha Vida acontece hoje em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Anacley Souza / 08:56h

A lista contendo 258 contemplados no projeto Minha Casa Minha Vida estarão sendo divulgados hoje (27), a partir da 8h da manhã no espaço Só Festa, no Bairro do São benedito em Santo Antônio de Jesus. Segundo informações do Diretor de Habitação Pedro Lopes, mais conhecido como Pedro de Teca que esteve em entrevista á Rádio Andaiá FM, alguns nomes foram recusados pela Caixa Econômica por falta de alguns documentos mais que a secretária de ação social   já estaria na capital baiana para tentar solucionar o problema e garantir a entrega das casas a essas pessoas. Pedro também informou que aqueles que são beneficiadas com o aluguel social serão contempladas com prioridade assim como as outras pessoas com alguma deficiência e idosos. O diretor comentou que a lista com estes nomes estará sendo divulgado na Secretaria de Ação socia, “este sorteio de hoje é somente para saber qual casa e quadra que cada um vai morar”, esclarece. Pedro de Teca comentou sobre o projeto do Minha Casa Minha vida Rural que estará contemplado moradores da zona rural de nossa cidade “ vamos para trabalhar para que esse projeto encaminhe o mais depressa possível”, conclui.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

 

2 comentários
27
Nov
Ocorrências registradas no HRSAJ nas últimas 24h
Postado por: Anacley Souza / 07:44h

 Mariano Fonseca, residente na cidade de Muritiba e Josué Silva, residente na cidade de Governador Mangabeira foram vítimas de acidente automobilístico. Os mesmos seguem internados em observação.  

 - Está internado em estado grave na unidade de queimados, Renato Santos, 32 anos, residente na Rua do Melão, cidade de Gandu. Segundo informações, a vítima sofreu queimaduras de 1º e 2º. Seu estado de saúde requer cuidados. 

 - Adelino Medrado, 22 anos, residente no Lot. Lírio dos vales, em Santo Antônio de Jesus, foi  vítima de atropelamento. O mesmo teve seus primeiros atendimentos pelo preposto do SAMU e encaminhado para a emergência do HRSAJ. Seu estado de saúde é instável.

Comente agora
26
Nov
Ciro Bottini realizará palestra em Santo Antônio de Jesus nesta quarta-feira (27)
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:43h

Comente agora
26
Nov
Presidente do Sindserv diz que relação entre servidor e gestão municipal vai de mal a pior: "estão se sentindo desvalorizados"
Postado por: Letícia Oliveira / 19:38h

A Presidente do Sindserv (Sindicato do Servidor Público) de Santo Antônio de Jesus Sheila Suely, contou, nesta terça-feira (26), em entrevista ao repórter Joselito Fróes da Recôncavo FM, sobre como anda a relação entre o servidor e a gestão municipal. “Vai de mal a pior”, disse ela, acrescentando que a categoria tem sofrido, principalmente, na questão da área administrativa, saúde e infraestrutura, e também tem tido perda salarial. “Estamos tendo dificuldade nesse final de ano, por que alguns servidores já tinham a questão das horas extras incorporada nos seus salários, já as recebiam e contava com ela. Sabemos que alguns servidores pagam aluguel e até a faculdade de seus filhos e de repente foi retirada essas horas do salário sem ao menos um aviso prévio”, disse. Sheila salientou que os servidores do município estão se sentindo desvalorizados em relação a questão da administração, após depositarem uma confiança muito grande na gestão de Humberto Leite. Sobre o diálogo com a Prefeitura Municipal, Suely afirmou que foi realizada uma reunião com a secretária de administração Luciane Pinto, onde foram discutidos várias pautas, inclusive a homologação das promoções e cargo dos salários e o decreto 509, “essa foi uma polêmica onde os servidores tiveram as férias determinadas por alguns diretores dos seus setores e tiveram que retornar no seu período de férias, outros saíram e não receberam o terço, outros receberam o terço de férias e não saíram de férias”, informou. Para ela, isso tudo é resultado de uma má administração e falta de planejamento e organização no setor de trabalho, garantindo que nunca presenciou essa situação antes, já que exerce essa função desde o mandato do ex-prefeito Álvaro Veloso Bessa, passando por Euvaldo Rosa. A presidente do Sindserv destacou que a Secretária de Administração se comprometeu diante da comissão do sindicato e servidores públicos municipais a discutir sobre todas as pautas em janeiro de 2014.

Assédio moral: Questionada se está havendo assédio moral, Sheila respondeu que tem ciência desses fatos que estão acontecendo, e já foram feitas denuncias no Ministério Público, onde uma servidora do Cajueiro disse que não estava aguentando mais e até chorou. A entrevistada deixou um recado para os secretários e diretores de colégio dizendo: “Tudo passa, os servidores são estação. Talvez o servidor esteja passando por essa situação para aprenderem a valorizar realmente daqui há 3 ou 4 anos a quem eles vão dar o seu voto, por que de promessa todo mundo vive, e hoje o servidor não quer trabalhar e não se relaciona bem com o seu colega de trabalho”. Na oportunidade, ela alerta ao Ministério Público para que faça uma fiscalização maior ao fato, já que assédio moral é complicado de ser provado. Ainda de acordo com Sheila, os servidores que trabalharam no domingo (24) durante o programa Saúde em Movimento não receberam lanche, como foi prometido, e apenas água, “os servidores disseram que não almoçaram, mas a prefeitura disse que almoçaram, então está havendo uma contradição e já passamos essa denuncia ao jurídico do sindicato que investigará a fundo isso, e se for preciso será denunciado ao MP”, complementou. 

  1. Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira
40 comentários
26
Nov
SAJ: Bandido invade casa na Rua Bela Vista e rouba DVD, aparelhos celulares e roupas
Postado por: Anacley Souza / 14:46h

Um rapaz usando jeans e camisa xadrez e aparenta ser menor de idade invadiu uma casa na Rua Bela Vista, em Santo Antônio de Jesus na manhã desta segunda-feira (26). Segundo informações o meliante aproveitou o momento em que a casa estava aberta e entrou para cometer o crime, “fui ver como minha mãe estava, porque ela é idosa e fez uma cirurgia no olho. Deixei o portão aberto por um instante e quando retornei o ladrão estava saindo com uma sacola. Fiquei sem ação”, conta a vítima que não quis se identificar. De acordo com alguns moradores, o meliante já havia assaltado um salão de beleza na mesma rua . Segundo a vítima até o momento só deu falta do aparelho de DVD, 2 celulares que estavam carregando e alguma peças de roupa que estava no varal. A Polícia Militar foi acionada  e está fazendo ronda nas imediações para localizar o meliante.

Reportagem e fotos Voz da Bahia

Rua onde aconteceu o roubo

Um comentário
26
Nov
Após várias promessas para este ano, prefeito de S. A. de Jesus muda calendário e diz que reforma da Praça só em 2014
Postado por: Anacley Souza / 13:45h

Após várias promessas de reforma na Praça Padre Mateus durante este ano de 2013, o Prefeito Humberto Leite (PDT), sinaliza de novo que há um novo prazo para iniciar as obras. Em entrevista à Rádio Andaiá FM, Humberto sinaliza que as obras terão início no 1º semestre de 2014, “se fosse minha vontade faria logo esse ano”, comenta. Ainda segundo informações, a administração entrou em acordo com a Associação Comercial e decidiram que as obras não iniciariam nesse final de ano por motivos econômicos, “dezembro é o mês de faturamento para o comércio, se a reforma começar fecharemos toda a praça com tapumes e dificultaria o transito e estacionamentos”, aponta. Leite também informou que o início das obras serão realizadas com recursos próprios. De acordo com o prefeito, se for aguardar a iniciativa do governo a reforma demoraria para acontecer, “o dinheiro não sairia em cash, iria vir parcelado e com isso demoraria mais de 2 anos para concluir e penalizaria os empresários no entorno da praça”, conclui.

6 comentários
26
Nov
Santo Estevão: Comerciante morre em grave acidente na BR 116
Postado por: Anacley Souza / 13:18h

O acidente ocorreu na noite de ontem (25) na BR-116, nas proximidades da cidade de Santo Estevão. Segundo informações da Policia Rodoviária Federal,  o comerciante Inábel Lopez conduzia sua motocicleta Bros, de placa MYZ-1872 , licença de Santo Estevão, quando colidiu frontalmente com uma carreta com licença de Passo Fundo (RS).  A PRF também, informou que O acidente aconteceu em uma curva construída pela ViaBahia concessionária que faz trabalhos de duplicação nas rodovias “antes o local era uma reta e a concessionária Via Bahia fez essa curva. Já é o quinto acidente no local”, disse um dos moradores da área. O comerciante não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre o estado de saúde do condutor da carreta. 

Um comentário
26
Nov
SAJ: Diretoria discute a criação de um Sindicato Patronal para a indústria
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:08h

A reunião de diretoria do dia 25 de novembro contou com a presença do Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, José Carlos Toneto e discutiu entre outras pautas, a avaliação da Mega Palestra e do Encontro de Líderes com Rodrigo Cardoso, considerados muito bons pelos participantes; a 20ª edição do Prêmio Melhores do Ano, com as atrações da grande noite de premiação e a criação de um Sindicato Patronal da Indústria na cidade. Para a edição comemorativa do Prêmio Melhores do Ano que será realizado no dia 6 de dezembro no SESC, as Entidades Empresariais convidaram a cantora baiana Ju Moraes, e finalista na última edição do programa The Voice da Rede Globo de televisão e para apresentação e entrega das placas foram chamados os jornalistas e apresentadores da Rede Bahia, Fernando Sodake e Silvana Freire. A diretoria ainda destacou a importância da criteriosa pesquisa que é realizada antes do prêmio como um serviço diferenciado e muito importante para as empresas da cidade.

Comente agora
26
Nov
SAJ: Contas de água chegam com valor de R$ 8 mil; cidadã pede providência
Postado por: Anacley Souza / 09:29h

Com pouco mais de 2 meses morando em uma das casas do Residencial Vila Viva em Santo Antonio de Jesus, a Cidadã Marizete Silva foi surpreendida com o valor absurdo da suas contas de água no valor de 8 mil reais. Em entrevista à Rádio Andaiá FM, Marizete contou que na casa não tinha água, mais que o registro estava funcionando desordenadamente informando consumo excessivo, “quando vim morar aqui não tinha água e o contador mostrava que consumia. Entrei em contato com a Embasa e ela encontrou um vazamento. A construtora responsável veio e concertou”, conta. Ainda segundo a denunciante, o órgão informou que iria calcular o valor das contas e lhe daria um desconto e que o débito ficaria em R$800,00. A cidadã alega que o erro para este consumo é da Construtora que realizou os trabalhos de construção das casas e que lhe falta condições para fazer o pagamento, “eu teria que ser rica para pagar isso, não tenho condição de quitar o débito. Nem durmo com isso e a Embasa ameaça de cortar minha água a qualquer momento”, fala. A mesma informou que ainda não entrou em contato com o Ministério Público nem com a Defensoria Pública para receber alguma orientação.

Redação Voz da Bahia - Anacley Souza

Comente agora
26
Nov
Blitz do IPVA aborda 85 veículos em Feira de Santana
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:20h

A primeira blitz para fiscalizar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no município de Feira de Santana notificou, nesta segunda-feira (25), 14 motoristas, dos 85 veículos abordados na operação. Na última semana, a ação conjunta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia, Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Polícia Militar e prefeituras aconteceu em Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna. Ainda estão previstas blitze também em Barreiras, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Juazeiro. Após o anúncio da operação, em novembro, mais de 16 mil contribuintes quitaram o IPVA, o que resultou na arrecadação superior a R$ 18 milhões até a semana passada. Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados – 91 mil no interior. (BN)

Um comentário
26
Nov
Cidadão reclama das más condições da estrada que liga Santo Antônio a Amargosa
Postado por: Anacley Souza / 08:11h

Um cidadão de prenome Luiz, residente em Varzedo,  entrou em contato com a Rádio Andaiá FM para fazer uma reclamação sobre a estrada que liga Santo Antonio de Jesus a Amargosa. Segundo ele, a rodovia está esburacadas transformando o tráfego muito perigoso, “o DERBA tem trabalhado a cada 8 meses aqui na via, tapa um buraco, cresce outros, com essa quantidade de crateras fica difícil trafegar”, desabafa. O cidadão também comentou que com essas dificuldades, meliantes aproveitam para praticar assaltos e questiona a ação das administrações públicas em relação a essa situação, “agora vem as eleições, será que vão olhar e resolver esse problema?”, questiona.

Redação Voz da Bahia- Anacley Souza

3 comentários
26
Nov
Yuri Pithon participa de reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em Maceió-AL
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:57h

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBHs, reuniu-se nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura em Maceió-AL, para definir questões referente ao ENCOB/14. Na reunião, foram feitas as considerações do Estado do Rio Grande do Sul com relação ao XV ENCOB- Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas e dadas as boas vindas do Governo do Estado de Alagoas, onde foi apresentado pelo seu representante, a sua infra-estrutura para sediar o XVI ENCOB, a ser realizado em novembro de 2014 no Centro de Convenções Professora Ruth Cardoso na cidade de Maceió-AL. Na ocasião foram discutidas, aprovadas e definidas propostas para alteração do formato do XVI ENCOB, tema central e sub-temas. “O ENCOB é um encontro com representantes de todos os Estados brasileiros, nele seus participantes estarão trocando suas experiências de gestão das águas e apontando para uma melhoria em nossos rios, trazendo fortemente o debate sobre os recursos hídricos e a  implementação de políticas públicas no setor”. Comentou: Yuri Pithon.

Comente agora
26
Nov
SAJ: Mulher diz que SAMU levou 40 minutos para chegar ao local do acidente que ceifou a vida de Débora
Postado por: Bruna Leal / 07:16h

O acidente que ocorreu ontem (25), na BA-046, na entrada da cidade, envolvendo a jovem Débora Melo dos Santos, 30 anos, que residia na Urbis 3, em Santo Antônio de Jesus, e que foi atingida por um veículo não identificado quando pilotava sua moto, chocou a população, tanto que os moradores do bairro fizeram manifestações na BA, alertando para a necessidade de terem redutores de velocidade e sinalizações na área.

Na manhã desta terça-feira, 26, uma mulher de prenome Elivânia, moradora da Urbis III, em entrevista à Recôncavo FM, contou que presenciou a situação da jovem minutos após o acidente. Ela informou que o SAMU chegou 40 minutos após ser acionado. “A menina ainda estava viva”, destacou, completando: “A menina morreu na nossa frente e a gente não pôde fazer nada”.

Redação: Voz da Bahia - Bruna Leal

2 comentários
26
Nov
Ocorrências registradas no HRSAJ nas últimas 24 horas
Postado por: Anacley Souza / 07:09h

- Um homem de dados ignorados foi socorrido para o HRSAJ, após ter sido vítima de um acidente automobilíistico nas proximidades da Praia do Dendê. O carro da vítima estava cheio de pneus que seriam queimados e ao ver a aproximação da polícia evadiu-se perdendo o controle do veículo. O mesmo recebeu atendimento médico, mas não há informações sobre seu estado de saúde.

- João Herbert, residente na cidade de Presidente Tancredo Neves foi vítima de acidente de carro na BR-101. Ele foi socorrido para a emergência do HRSAJ, onde recebeu cuidados médicos. Não há informações sobre seu estado de saúde.

Comente agora
25
Nov
Diretor da 4ª Dires recebe secretário de saúde, Jorge Solla, para abertura do projeto Saúde em Movimento
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:57h

O Diretor da 4ª DIRES, Everaldo Ferreira Júnior, recepcionou na manhã de ontem (24), o Secretário de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Jorge Solla, para a abertura do projeto Saúde em Movimento, onde serão realizadas cinco mil consultas oftalmológicas e cirúrgicas de catarata em Santo Antônio de Jesus e mais 22 municípios. Vieram em comitiva com o Secretário para a abertura dos trabalhos, o Chefe de Gabinete da SESAB, Washington Couto e o Superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (SAFTEC), Alfredo Boa Sorte.  Após recepção, o Secretário Jorge Solla foi saudar o Prefeito de Santo Antonio de Jesus, Humberto Leite e fazer o lançamento oficial do projeto Saúde em Movimento, que beneficia idosos  a partir de 60 anos e estudantes do TOPA. Estiveram presentes na abertura do evento o Coordenador da Vigilância em Saúde da 4ª DIRES, Luís Lima; os representantes da Santa Casa de Misericórdia, DIREC 4 e Conselho Municipal de Saúde; os vereadores Uberdan Cardoso e Délcio Mascarenhas, além do presidente do Partido dos Trabalhadores, Manoel Missionário.

Comente agora
25
Nov
Mulher faz séria denúncia contra prepostos da prefeitura de Santo Antonio de Jesus
Postado por: Bruna Leal / 10:40h

Ana Lúcia, moradora do bairro Maria Preta, em Santo Antônio de Jesus, fez uma denúncia na manhã desta segunda-feira, 25, na Rádio Recôncavo FM, contra três prepostos da prefeitura municipal que estavam organizando o trânsito no espaço da festa onde é realizado o São João do local. Ela contou que, durante o Show da Paz, que ocorreu neste mesmo espaço nos dias 14, 15, 16 a 17 de novembro, quando tentava estacionar em uma área próxima ao espaço da festa, foi abordada por funcionários do poder público municipal que cobraram R$ 20 pela vaga no estacionamento. Ana Lúcia informou que os profissionais da prefeitura estavam usando colete, aparelho de sinalização e rádio. "Como é que pode funcionário público, usando equipamento público, cobrar para estacionar?", questionou a denunciante, completando que há possibilidade até de o prefeito nem saber desta situação. 

  1. Redação: Voz da Bahia - Bruna Leal
2 comentários
25
Nov
Grupo de proteção aos animais vacina cães e gatos no município de Amargosa
Postado por: Anacley Souza / 10:35h

A cidade de Amargosa, a 235 km de Salvador, viveu um final de semana dedicado à defesa dos animais. Na sexta-feira (22), o Grupo de Amigos e Protetores dos Animais de Amargosa (Grampa) realizou o seminário “Os animais e o poder público – direitos e deveres” que teve como principal palestrante a advogada, ativista e vereadora na capital, Ana Rita Tavares (Pros). No sábado, com apoio da vereadora, mais de 100 animais, entre cães e gatos, foram imunizados contra diversos tipos de doenças num mutirão de vacinação antiviral. Integrante do Grampa, o servidor público Daniel Quadros lamentou a ausência de autoridades da prefeitura no seminário, realizado na Câmara Municipal. “Convidamos a prefeita, que não compareceu nem enviou o vice-prefeito. Nosso objetivo era justamente fazer com que Ana Rita explicasse a eles quais são os deveres do poder público com relação aos animais”, explica Quadros. “Somos um grupo de protetores e ainda não nos tornamos ONG justamente para que o poder executivo não transfira suas responsabilidades para nós”, completa o ativista. 

Comente agora
25
Nov
SAJ: Cidadã sugere que novo local para a realização do recadastramento biométrico seja criado na cidade
Postado por: Anacley Souza / 10:26h

Iniciada no mês de Agosto do ano corrente, e com um prazo para o término no dia 19 de Dezembro, o Cadastramento Biométrico veio para facilitar a votação nos dias de eleições. Acontece que o ato cívico, está se tornando uma missão impossível na cidade de Santo Antônio de Jesus com um prazo curto para a quantidade de pessoas se recadastrarem. O fórum eleitoral do município fica localizado na Avenida ACM, e longas filas se formam entorno do Fórum Desembargador Wilde Lima devido à demanda ser grande, sendo que a zona eleitoral cobre as cidades circunvizinhas. A cidadã Rosangela Figueiredo, residente na URBIS 4, entrou em contato com a Rádio Andaiá FM para relatar as dificuldades sofridas pela polução que tenta fazer o cadastro biométrico obrigatório, “tem que se procurar um meio pra ficar mais fácil. É complicado para as pessoas que trabalham no centro da cidade estar fazendo o cadastramento. Seria bom que tivessem postos mais perto para facilitar a vidas dessas pessoas”, sinaliza. Ainda de acordo Rosangela, as filas começam a se formar na madrugada e muitas vezes o sistema sai de operação e só retorna no dia seguinte. Vale lembrar que as pessoas que não fizerem o cadastramento biométrico terá seu título eleitoral cancelado.

Redação Voz da Bahia -Anacley Souza

Comente agora
25
Nov
Sobre PROCON em S. A. de Jesus, Marzinho diz: “o mais importante é a vontade do prefeito”
Postado por: Anacley Souza / 10:18h

Após ser anunciada a possibilidade da vinda do PROCON (Agencia de Proteção e Defesa do Consumidor) para Santo Antônio de Jesus muitas especulações surgiram sobre os motivos da sua não chegada. O diretor de Planejamento da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, Aurismar de Souza Almeida, conhecido professor Marzinho, “homem do chapéu”, em entrevista disse que a questão da vinda do PROCON para a cidade é uma viabilidade, de acordo com o entrevistado está se estudando qual a melhor possibilidade para esse projeto acontecer, “o mais importante é a vontade do prefeito Humberto para vim implantar este órgão”, destacou. Ainda segundo o entrevistado a cidade é um polo comercial e necessita de um órgão que defenda tanto o consumidor quanto os comerciantes. Questionado sobre as especulações de que a administração estaria interessada em outro instrumento vindo do Ministério das Cidades que beneficiaria em 100% dos recursos arrecadados, Marzinho disparou: “que ele venha até de outro planeta, o que eu quero é o PROCON em Santo Antônio de Jesus, independentemente de onde venha”, concluiu. 

  1. Redação: Voz da Bahia - Anacley Souza
2 comentários
25
Nov
Falta de energia deixa moradores da ilha de Itaparica sem água
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:42h

Os moradores da Ilha de Itaparica ficaram o domingo (24) sem água e sem energia. Segundo informações da Embasa, a água parou de ser distribuída no período da tarde, por conta da falta de energia elétrica. Ainda segundo a Embasa, a Coelba informou que o fornecimento de energia seria restabelecido na manhã desta segunda (25). Assim que a energia voltar, o sistema irá operar normalmente e o abastecimento de água, nos municípios de Vera Cruz e Itaparica, será retomado de forma gradativa.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com