Voz


PodCast



Enquete





Blog

Comportamento

Por que buscamos parceiros parecidos conosco? A ciência explica

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 16/01 13:29h
Por que buscamos parceiros parecidos conosco? A ciência explica

Nós nos apaixonamos por pessoas parecidas com a gente. Essa foi a descoberta revelada por um estudo publicado na semana passada na Nature Human Behaviour. Após analisar 24.662 casais matrimoniados e outros 7.780 parceiros que tiveram suas informações coletadas pelo UK Biobank, um banco de dados do Reino Unido, os pesquisadores encontraram uma relação entre marcadores genéticos e as preferências dos participantes para escolher seus pares, tanto em relação a características físicas quanto à personalidade. Com esse estudo, os cientistas esperam compreender melhor como a forma com a qual as pessoas escolhem seus parceiros pode contribuir para a transmissão de certas características genéticas, incluindo doenças hereditárias, às gerações seguintes. Para conduzir o estudo, Matthew Robinson, da Universidade de Queensland, na Austrália, utilizou um rico banco de dados que inclui informações sobre traços físicos e genéticos de casais. Com os valores disponíveis, ele e sua equipe estimaram a altura e o índice de massa corporal (IMC) que estavam previstos geneticamente pelo DNA de cada um dos parceiros, e compararam com as características físicas que eles de fato apresentavam.

Comente agora

Grupo Gay da Bahia lança campanha de combate à LGBTfobia; assista

Comportamento  Postado por Débora Ayane - 15/01 17:35h
Grupo Gay da Bahia lança campanha de combate à LGBTfobia; assista

A campanha "Nós, por exemplo", uma iniciativa do Grupo Gay da Bahia (GGB), foi lançada com o intuito de reafirmar as identidade LGBT e combater o ódio. Para o ´presidente do grupo, Marcelo Cerqueira, além de exaltar a diversidade, "a ideia é colocar gente de verdade na campanha, a prioridade é colocar a cara de ativistas". O material da campanha traz o Disque 100, programa de incentivo de denúncias em caso de intolerância ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A publicidade vai circular nasa redes sociais e nos ônibus. A campanha recebeu apoio da Embaixada do Canadá no Brasil. Assista ao vídeo da campanha:

Comente agora

Músico canta e toca violão durante cirurgia cerebral

Comportamento  Postado por Débora Ayane - 15/01 10:30h
Músico canta e toca violão durante cirurgia cerebral

Um cantor teve que realizar um pequeno concerto durante uma cirurgia para retirar um tumor do cérebro em um hospital de Barretos (SP) na última sexta-feira (13). Conhecido pelo nome artístico de Felipe Reis, o músico Reginaldo Oliveira Santos Junior, 31 anos, tocou violão e cantou durante a operação e agora está se recuperando. Otimista e bem-humorado, ele diz que nunca pensou que fosse passar por um procedimento similar. De acordo com o G1, o músico foi diagnosticado com um tumor no cérebro há aproximadamente 18 meses durante uma consulta a seu médico após passar mal múltiplas vezes por mais de um ano. Assim que ficou sabendo de sua condição, ele foi alertado que deveria ser submetido à cirurgia o mais depressa possível. O tumor que se desenvolveu no cérebro de Reginaldo afeta a parte motora e da fala do paciente. Para auxiliar durante o procedimento, o rapaz de Mogi das Cruzes, que trabalha com música há aproximadamente 13 anos, teve que tocar violão e cantar enquanto os profissionais do Hospital de Câncer de Barretos realizaram a cirurgia em seu cérebro. Inicialmente, Reginaldo diz que a intenção do procedimento é não retirar o tumor por inteiro e o cantor explica que existe a possibilidade de ter que aliar o procedimento a sessões de quimioterapia, mas tudo dependerá de como será sua recuperação nas próximas semanas.

Comente agora

Profecia no púlpito do Gideões causa polêmica; assista aos vídeos

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/01 22:28h
Profecia no púlpito do Gideões causa polêmica; assista aos vídeos

Um vídeo bastante compartilhado esta semana tinha o título: “Pr Reuel Bernardino, presidente dos Gideões, foi desmascarado”. Trata-se de uma edição. Qualquer pessoa que assistisse com atenção verá que há um corte claro. A pessoa responsável pela edição usou imagens de um culto realizado na virada do ano, no pavilhão do Gideões Missionários da Última Hora. O pastor Reuel, que assumiu a liderança do ministério depois da morte do seu pai, Cesino Bernardino, aparece falando sobre ofertas e divulgando uma campanha onde desafia as pessoas a doarem mil reais. Em seguida, como se fosse uma resposta divina ao pedido, é possível ouvir um homem, que não aparece na edição, dando uma profecia. O pastor Reuel pede silêncio e toda a igreja ouve uma palavra de repreensão, um aviso de que “a máscara” de alguém iria cair e que Deus estava insatisfeito com as mentiras dessa pessoa. Considerando que o vídeo original, disponível na íntegra no canal da igreja no Youtube, mostra um culto de quase três horas, pode-se concluir que a versão editada tinha o claro propósito de associar Reuel com a profecia dada naquela noite. Quem assiste todo o culto verá que há um grande lapso de tempo entre o momento das ofertas, logo no início, e o momento em que o homem não identificado profetiza, algo que ocorre perto no final da gravação, em 2 horas e 6 minutos do vídeo.

Assista ao vídeo abaixo: 

Comente agora

“Jesus não parecia Messias e nós não parecemos evangélicos”; veja vídeo

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 12:08h
“Jesus não parecia Messias e nós não parecemos evangélicos”; veja vídeo

A Crash Church, igreja que funciona dentro de uma garagem em São Paulo, tem como objetivo declarado alcançar os jovens que gostam de heavy metal. O louvor tocado nos cultos é no ritmo acelerado dos instrumento e os fiéis acompanham balançando a cabeça. O templo, pintado de preto e decorado com tribais brancos mais parece um espaço para shows de rock pesado. O diferencial não está na forma, mas no conteúdo. As letras das músicas falam de Jesus Cristo e de salvação. O pastor, conhecido como Batista, não usa terno e gravata. Prefere camiseta preta e calça jeans. Ele possui várias  tatuagens – todas com referências cristãs – e brincos nas orelhas. Sua  barba é uma trança acinzentada de uns quatro centímetros. Vocalista da banda de death metal cristão Antidemon, ele decidiu fundar a igreja em 1998, por “necessidade divina”. “Isto faz parte de um plano de Deus para superar barreiras de formatos mais fechados e que deixavam de alcançar muitas vertentes da sociedade”, defende. 

Assista ao vídeo abaixo:

Atrás de um púlpito com ares medievais, o pastor Batista prega usando gírias e intercala as leituras bíblicas com menções a músicas de rock. Falando à agência EFE, explica que está acostumado com o preconceito, incluindo as críticas que recebe de outros evangélicos. “As pessoas não esperam uma Igreja como nós. Não esperam que com esse estereótipo sejam pessoas de Deus. Jesus não parecia o Messias, assim como nós não parecemos evangélicos”, dispara. Batista lembra que em várias partes do mundo existem movimentos similares. Segundo explica, “para levar Jesus de todas as maneiras, de uma maneira que se possa entender”. O religioso acredita que igrejas como a Crash Church contribuem para a conversão  especialmente dos mais jovens. De acordo com dados revelados pelo Datafolha no final de 2016, três em cada dez (29%) brasileiros com 16 anos ou mais atualmente são evangélicos.

Comente agora

Pastora que quebrou imagem de santa pede desculpa pelo vídeo

Comportamento  Postado por Débora Ayane - 12/01 12:54h
Pastora que quebrou imagem de santa pede desculpa pelo vídeo

Após a repercussão negativa de um vídeo publicado nas redes sociais em que uma pastora de uma igreja evangélica de Botucatu, no interior de São Paulo, aparece quebrando imagens de Nossa Senhora Aparecida com um martelo, a pastora Zélia, responsável pelo ato, pediu desculpas."Peço desculpa pelo vídeo porque eu sou seguidora da palavra. Em nenhum momento eu pensei em ofender o Brasil, mas você sabe como é a internet. Vocês sabem como é o povo", disse a pastora em entrevista à Rádio Municipalista de Botucatu e à Agência 14 News.Ela também contou que se arrependeu pela divulgação do vídeo e pediu perdão. "Peço desculpas a vocês e peço desculpas em nome de Jesus. Como eu tenho Deus no meu coração eu peço desculpas e peço que vocês parem. Porque sou seguidora da palavra e como seguidora da palavra eu tenho que honrar a palavra do meu Deus. E ele diz no livro que nós não devemos fazer para nós imagens de fundição e nem adorá-las", disse a pastora, em referência à repercussão negativa do vídeo.Até quarta-feira (11), o perfil da pastora no Facebook estava ativo, no entanto, nesta quinta-feira (12) a página foi deletada. Na entrevista, ela afirmou que a intenção não era que o vídeo repercutisse negativamente.

Vídeo

Comente agora

Bike ergométrica com tablet para crianças gera polêmica

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 12/01 10:39h
Bike ergométrica com tablet para crianças gera polêmica

A marca de brinquedos infantis Fisher-Price, de olho na geração de crianças viciadas em tablets, criou uma bicicleta ergométrica com o aparelho acoplado, que tem gerado muitas controvérsias. Chamado de Smart Cycle, a ideia do brinquedo é fazer com que as crianças possam se exercitar enquanto ficam conectadas, segundo a empresa. Para acessar os aplicativos do tablet, é preciso atingir uma certa velocidade nas pedaladas e custa em torno de US$ 150 (cerca de R$ 480) no exterior, revela o UOL. A pedagoga e coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisa do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Maria Angela Barbato, afirma que o brinquedo pode ter uma boa intenção, mas é limitador. “Pedalar sem sair do lugar é um movimento sem sentido para a criança. É repetitivo. A criança vai brincar cinco minutos e vai se encher, e os pais terão um elefante branco em casa”, afirma a especialista. Para ela, o ideal é que os pais controlem o tempo que os filhos passam com o tablet.

Comente agora

Vídeo que mostra pastora quebrando imagens de santa gera polêmica na internet; assista

Comportamento  Postado por Débora Ayane - 11/01 13:37h
Vídeo que mostra pastora quebrando imagens de santa gera polêmica na internet; assista

O vídeo de um ritual de uma igreja evangélica tem gerado polêmica nas redes socais. As imagens mostram uma mulher, que apontada como pastora da igreja, quebrando imagens de Nossa Senhora Aparecida. O caso aconteceu em Botucatu, no interior paulista. O vídeo do ritual foi compartilhado por um usuário no Facebook na terça-feira (10) e apagado em seguida, após a repercussão negativa que gerou. Entretanto, outros internautas já tinham salvado o vídeo, que foi compartilhado em grupos de outras redes sociais e por WhatsApp. De acordo com o portal "G1", o autor do vídeo foi um dos obreiros, como são chamado os membros da igreja evangélica. As imagens mostram a mulher apontada como pastora quebrando uma imagem da santa com um martelo. Durante o ritual, um grupo de pessoas presencia a ação da pastora e fazem orações.

Comente agora

Três em cada 4 brasileiros pensam em sair do Facebook, diz estudo

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 11/01 08:26h
Três em cada 4 brasileiros pensam em sair do Facebook, diz estudo

Um estudo feito pela Kaspersky Lab apontou que 73% dos brasileiros pensa em abandonar de vez as redes sociais, principalmente o Facebook. O número está na proporção de quase três para cada quatro pessoas. Entretanto, como destacou o Olhar Digital, a pesquisa ressalta que os usuários que pensam em sair das redes sociais terminam por desistir do abandono quando percebem que podem perder recordações digitalizadas, além do contato com os amigos. O estudo questionou 4.800 pessoas, sendo 887 brasileiros, que acreditam que estão perdendo tempo na internet (37%), cogitando excluir tudo (73%). (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Feira: Deficiente visual quer vender a própria casa para fazer transplante de córnea

Comportamento  Postado por Débora Ayane - 06/01 13:38h
Feira: Deficiente visual quer vender a própria casa para fazer transplante de córnea

Decidido a realizar o transplante de córnea em São Paulo, o deficiente visual Renato Santos da Silva, que reside na Rua Muritinga número 51, bairro Jardim Santana, em Feira de Santana, está disposto a vender a própria casa. Ele fala que a tentativa de fazer o transplante particular se deve à demora de conseguir o procedimento pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e ao sonho de voltar a enxergar. Ele já havia colocado a casa em uma rifa pela loteria federal, mas não obteve sucesso. Agora Renato está confiante de que irá conseguir vender a casa e realizar o seu sonho o mais rápido possível.“A minha casa vale R$ 100 mil , eu já achei R$ 70 mil, mas vou vendê-la por R$ 80 mil. É uma casa que tem sala, dois quartos, quintal, toda forrada e está em dias com a documentação e escritura. Estou vendendo para conquistar meu sonho e voltar a enxergar porque enquanto há vida há esperança”, disse.


Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Renato contou que com a venda da casa conseguirá pagar as suas despesas para a realização do transplante de córnea em São Paulo.

Comente agora

Crianças precisam de atenção para se desenvolver

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 04/01 19:21h
Crianças precisam de atenção para se desenvolver

Hoje em dia, as pessoas, de um modo geral, possuem uma rotina muito agitada. É a preocupação com o trabalho. É o trânsito que dificulta a locomoção. São as contas que precisam ser pagas. São os compromissos familiares, com amigos ou com colegas de trabalho. Por conta disso, os filhos concorrem com diversas coisas que gastam tempo e esforço dos pais. Porém, a falta de atenção às crianças pode comprometer, entre outras coisas, o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, é o que alerta Luciana Brites, psicopedagoga. Para exemplificar, a especialista citou dados de uma pesquisa realizada com 34 mil crianças e adolescentes pelo Literacy Trust, uma instituição inglesa dedicada à alfabetização e incentivo à leitura. Conclui-se que conversar durante as refeições ajuda a criar filhos mais confiantes. Ela conta que, para chegar a esse resultado, as crianças responderam como era o momento das refeições em suas casas. No questionário, algumas perguntas ainda avaliaram indiretamente suas habilidades sociais e comunicativas. O estudo apontou que 87% das que sentavam com as famílias durante a refeição, uma em cada quatro não dialogava com os pais ou irmãos.

Comente agora

Segredo da vida longa é ser feliz, diz estudo

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 29/12 21:26h
Segredo da vida longa é ser feliz, diz estudo

O segredo para uma vida longa e sã é aprender a curti-la, o que uma em cada quatro pessoas considera não estar fazendo. É o que aponta um estudo que colocou em confronto a satisfação com a própria vida com o risco de morte, conduzido por pesquisadores da Universidade de Londres, no Reino Unido. A pesquisa britânica, publicada na revista "BMJ", foi feita com 9.365 adultos ingleses com idade média de 63 anos. Os participantes responderam a questionários, com intervalos de dois anos, entre 2002 e 2006 e avaliaram o andamento de seus sentimentos quanto à própria vida. "Eu gosto das coisas que faço", "Eu gosto de estar na companhia de outras pessoas", "Meu passado me traz felicidade" e "Me sinto cheio de energia esses dias" são algumas das opções apresentadas pelo estudo. Respostas negativas a essas afirmações foram reportadas por 2.264 participantes, cerca de 24%. Ou seja, praticamente uma em cada quatro pessoas não está satisfeita com seu destino. Durante o período de acompanhamento, que durou até o fim de 2013, 1.310 pesquisados morreram. A taxa de mortalidade mais alta foi constatada entre aqueles que se disseram menos felizes e satisfeitos.

Comente agora

SSA: Motoristas do Uber realizam segunda manifestação nesta quarta-feira

Comportamento  Postado por Débora Ayane - 28/12 15:42h
SSA: Motoristas do Uber realizam segunda manifestação nesta quarta-feira

Os motoristas de Uber fizeram uma segunda manifestação nesta quarta-feira (28), em frente a Prefeitura de Salvador, contra as apreensões que estão sendo feitas a veículos da categoria. A primeira manifestação aconteceu nesta manhã, na marginal da Av. Magalhães Neto, nas proximidades do Hotel Mercure. A manifestação acabou por volta das 14h. Segundo um motorista da categoria, que não quis ser identificado, um esquema entre a Transalvador e a Polícia Militar tem como foco a apreensão de carros do Uber ao deixarem passageiros em locais de grande movimentação neste fim de ano, como a rodoviária e o aeroporto. Dois aplicativos semelhantes devem chegar em Salvador em 2017. Um destes, o aplicativo Driver, já estaria sendo utilizado em São Paulo. "Quero ver o que o prefeito ACM Neto vai fazer quando esses aplicativos chegarem, com essa postura retrógrada", disse ele. Em novembro, a secretaria de Mobilidade anunciou que já havia apreendido 200 veículos prestando serviço para o Uber, em Salvador. A pasta tinha prometido, inclusive, intensificar “fortemente” o combate ao transporte clandestino na capital baiana. De acordo com a Lei Municipal 9.066/2016, os veículos flagrados fazendo transporte clandestino são apreendidos e pagam multa no valor de R$ 2.500,00 na primeira ocorrência. No caso de reincidência, o valor é dobrado.

Comente agora

40% das pessoas preferem wi-fi a sexo, álcool e chocolate revela estudo

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 26/12 22:31h
40% das pessoas preferem wi-fi a sexo, álcool e chocolate revela estudo

Um estudo realizado pela plataforma iPass, com a participação de mais de 1700 voluntários dos EUA e da Europa, concluiu que 40% das pessoas escolhe a ligação WI-FI como a coisa mais essencial no dia, enquanto 37% escolheu o sexo, 14% chocolate e 9% álcool. Patricia Hume, chefe comercial da iPass, comentou: “Wi-Fi não é apenas o método mais popular de ligação à internet, ele superou muitos outros luxos e necessidades humanas. A ideia de que o Wi-Fi seria considerado mais importante do que o sexo, o álcool e o chocolate seria impensável há alguns anos". O estudo mostra ainda que o WI-FI também influencia as escolhas que as pessoas fazem nas suas viagens e deslocações. Ao todo, 72% dos inquiridos admitiu já ter escolhido hotéis com base na sua experiência de WI-FI e 21% admite fazê-lo sempre.

Comente agora

Nove entre dez brasileiros atribuem a Deus sucesso financeiro, aponta pesquisa

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 26/12 11:56h
Nove entre dez brasileiros atribuem a Deus sucesso financeiro, aponta pesquisa

esquisa divulgada pelo Datafolha revelou neste domingo (25), que nove dos dez brasileiros que foram entrevistados, associam o o seu sucesso financeiro a Deus. A porcentagem supera 90% entre os religiosos e 70% entre os sem religião. Outro dado curioso é que para 23% dos que se consideram ateus concordam com a declaração. Ainda de acordo com o instituto, quanto menor a escolaridade e menor a renda, maior a gratidão a Deus pelas conquistas materiais. Apesar dessa realidade, 77% dos graduados atribuem responsabilidade divina às finanças, e 7 entre 10 entre os que têm renda mensal acima de 10 salários mínimos (R$ 8.800, pelo valor atual). Outro contraste é a forma como católicos e evangélicos propõem soluções para aqueles menos favorecidos. Enquanto a caridade é a solução mais citada pelos católicos, para os evangélicos a melhor saída para os pobres é levá-los para a igreja, segundo pesquisa do Instituto Pew.

Comente agora

Brincar estimula a criatividade e o pensamento cognitivo das crianças

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 23/12 12:10h
Brincar estimula a criatividade e o pensamento cognitivo das crianças

O desenvolvimento físico e intelectual de uma criança depende de inúmeros fatores e um dos principais é brincar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, não precisa de muito para conquistar a criançada. Quando não estão na escola, as atividades preferidas são: jogar bola, com 33% da preferência e brincar de boneca, com 28%. Apesar da forte presença da TV (26%), do videogame (14%) e do computador (9%), no dia a dia, os pequenos preferem andar de bicicleta (19%). Para o Dr. Marcelo Neubauer, médico Infectologista de Merthiolate, as brincadeiras desenvolvem a expressão, lógica e criatividade das crianças. “São nesses momentos que elas interagem com outras crianças e desenvolvem habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais. Por meio das brincadeiras, elas são capazes de compreender e reelaborar o universo ao seu redor. Também desenvolvem uma vida imaginária mais rica, podendo expressar e representar seus sentimentos e ideias por meio de fantasias, com temas próprios de sua realidade”, explica o especialista.

Comente agora

Pesquisa diz que 82,3% das pessoas querem participar de festas de final de ano

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 21/12 10:42h
Pesquisa diz que 82,3% das pessoas querem participar de festas de final de ano

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada hoje (21) em São Paulo, mostra que oito em cada dez pessoas pretendem participar de confraternizações este ano (82,3%). O estudo indicou também que os consumidores devem gastar em média R$ 167,90 com a ceia ou almoço de confraternização (valor que aumenta para R$ 196,15 entre os homens). Dos entrevistados (53,4% ou 1.632 consumidores) nas 27 capitais ainda não sabem quanto pretendem gastar. Além da lista de presentes para familiares e amigos, os brasileiros devem tomar cuidado para não extrapolar com os gastos com as comemorações de Natal no fim de ano. O levantamento mostra que sete em cada dez entrevistados (75,4%) tencionam dividir as despesas da festa. Outros 19,1% dizem que apenas uma pessoa deverá arcar com todas as despesas, sejam eles mesmos (7%) ou outro anfitrião (7,7%). Uma parte dos consumidores (19,8%) só participará caso não tenha custos, já que estão sem dinheiro no momento (12,7%) e porque não gostam de gastar com a festa de Natal (7,1%).

Comente agora

Ouça a Voz: Jornalista da Globo critica ideologia de gênero: “Nascemos machos e fêmeas”

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/12 16:51h
Ouça a Voz: Jornalista da Globo critica ideologia de gênero: “Nascemos machos e fêmeas”

O jornalista e comentarista do Bom Dia Brasil, Alexandre Garcia, comentou uma nota da Associação Americana de Pediatras, em um áudio que se tornou popular nas redes sociais. “Todos nascem com sexo biológico. Como no reino animal, na classe dos vertebrados, mamíferos, na ordem dos primatas, na família dos hominídeos e aqueles do gênero humano (é isso o que diz a Biologia), nascemos machos e fêmeas. É um fato biológico”, afirmou o jornalista. “Os gêneros masculino e feminino só existem na Gramática. O sapato é do gênero masculino, a cadeira é do gênero feminino. Na Biologia, não. Na Biologia temos sexo: machos e fêmeas”, afirmou Alexandre. Por fim, Garcia concordou com a consideração da associação de que os procedimentos cirúrgicos em crianças que envolvem a questão da identidade de gênero são perigosos. “Hormônios como testosterona dado para a menina e estrogênio dado para o menino, aumentam a pressão cardíaca, causam coágulos na circulação, podem causar AVC, câncer e o índice de suicídio é 20 vezes maior com o uso de hormônios do sexo oposto”. 

Ouça abaixo: 

Avaliação psiquiátrica: 

Comente agora

Casais gays: pastor sugere franqueza para felicidade no amor e no sexo

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 18/12 09:12h
Casais gays: pastor sugere franqueza para felicidade no amor e no sexo

Livros que se propõem a ajudar a resolver conflitos entre casais borbulham nas prateleiras das livrarias, mas o pastor Marcos Gladstone não sabia o que indicar para os pares homoafetivos que o procuravam para se aconselhar na Igreja Cristã Contemporânea. Fundada por ele, a instituição –que tem templos no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais– tem como parte de sua missão a "preparação de relacionamentos entre iguais", ou seja, entre pessoas do mesmo sexo. Gladstone é casado com o também pastor Fabio Inacio. Juntos há dez anos, eles são pais de três filhos adotivos: Davison, 14, Felipe, 12 e Hadassa, 1. Muitos dos conselhos de "Amor entre Iguais em 10 Lições" (R$ 32) poderiam ser dados a casais héteros –como evitar brigas só para saborear a sensação de estar certo sobre uma determinada questão–, mas alguns tratam de temas bem específicos dos relacionamentos homossexuais. Segundo Gladstone, como a iniciação afetiva dos homossexuais acontece geralmente na clandestinidade, as pessoas tratam a relação a dois como uma hipótese secundária e essa seria a origem de muitos problemas afetivos. "Muitos foram expulsos da família, da igreja que frequentavam.

Comente agora

Pernas inquietas e mais 4 indícios de que você tem distúrbio do sono

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 17/12 17:09h
Pernas inquietas e mais 4 indícios de que você tem distúrbio do sono

Sintomas como irritação, sentir sono ao longo do dia, queixas de memória ou até mesmo muito cansaço após acordar, podem significar má qualidade do sono. E de acordo com um estudo feito pelo Instituto do Sono de São Paulo, mais de 60% dos brasileiros tem ao menos uma reclamação sobre o sono. Segundo a otorrinolaringologista e especialista do sono, Dra.Luciane Mello, o sono é formado por quatro fases e cada uma realiza sua função. “Quando há dificuldade em qualquer um desses períodos podem ocorrer prejuízos a curto e longo prazos”, detalha a médica. É importante ressaltar que se um desses sinais aparecerem em suas noites de sono, é preciso buscar auxílio médico especializado para fazer diagnóstico e tratamento adequados. Conheça cinco sinais que podem indicar um distúrbio do sono, de acordo com a otorrinolaringologista.

Comente agora

Estudo indica que 1 em cada 8 pilotos sofrem depressão

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 17/12 13:38h
Estudo indica que 1 em cada 8 pilotos sofrem depressão

Um estudo publicado esta semana no periódico científico Environmental Health revelou que 1 em cada 8 pilotos sofrem de depressão. A investigação, realizada por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, evidenciou ainda que muitos deles omitem a doença, temendo perder o emprego. Com o objetivo de entender a saúde mental dos profissionais das companhias aéreas, os pesquisadores aplicaram questionários anônimos via internet, com perguntas variadas, incluindo temas como trabalho, saúde e depressão. Aproximadamente 3,5 mil pilotos responderam ao questionário, mas somente 1.850 completaram as questões relacionadas à saúde mental. Dentre os 1.430 que disseram atuar como pilotos nos sete dias anteriores à pesquisa, 13,5% informaram o estado mental: 12,5% admitiram “depressão provável” e 4,1% deles, disseram ter pensamentos suicidas nas duas semanas anteriores.

Comente agora

Amar deixa as pessoas mais felizes do que dobrar salário, diz pesquisa

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 14/12 18:00h
Amar deixa as pessoas mais felizes do que dobrar salário, diz pesquisa

Uma pesquisa desenvolvida pela London School of Economics, da Inglaterra, aponta que ser feliz, estar relaxado e tranquilo consigo mesmo deixam as pessoas mais felizes do que promoção, riqueza ou altos salários. A pesquisa analisou as respostas de 200 mil pessoas de países como Austrália, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. Pelo levantamento, sofrer de depressão ou ansiedade é o que mais impacta negativamente os participantes, enquanto estar apaixonado o que mais aumentou a felicidade. De acordo com o pesquisador Richard Layard, um dos idealizadores da pesquisa, diante dos resultados, estado deve assumir um novo papel e reformular políticas públicas. “No passado, o estado combateu incansavelmente a pobreza e o desemprego e problemas na educação e de saúde física. Mas é igualmente importante hoje fazer o mesmo com a violência doméstica, o alcoolismo, a depressão e a ansiedade, o isolamento de jovens, entre outros. É isso que deveria estar no centro das atenções.”

Comente agora

Estudar após viver uma experiência marcante ajuda na memorização

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 13/12 21:23h
Estudar após viver uma experiência marcante ajuda na memorização

Fazer uma pausa nos estudos para jogar videogame ou andava de montanha-russa pode não ser uma má ideia. Cientistas afirmam que experiências marcantes podem ajudar a memorizar eventos que aconteceram antes ou depois delas. O estudo, publicado na revista Nature, sugere que acontecimentos suficientemente interessantes podem desencadear a liberação de dopamina no lócus coeruleus (LC) — região cerebral com funções que afetam as emoções, os níveis de ansiedade, os padrões de sono, a memória e outros aspectos do comportamento. A dopamina ajuda a fixar as experiências que aconteceram um pouco antes ou logo após o fato marcante, independentemente de qualquer ligação entre as situações. O truque da memorização é encontrar algo realmente interessante. A pesquisa explica por que as pessoas tendem a se lembrar de certos acontecimentos em suas vidas com particular clareza e com detalhes não relacionados aos eventos –por exemplo, o que estavam fazendo horas antes dos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001 ou onde estavam quando receberam a notícia da morte de uma personalidade.

Comente agora

Quanto tempo uma pessoa demora para se recuperar de um divórcio?

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 13/12 20:55h
Quanto tempo uma pessoa demora para se recuperar de um divórcio?

O divórcio é um processo doloroso para qualquer pessoa, mesmo que a decisão tenha sido tomada "em conjunto", e por isso é normal querer saber quanto tempo a dor demora a passar e quando a vida vai voltar ao normal. Infelizmente, não existe uma resposta exata para isto. Cada divórcio é diferente. Cada casamento vem com as suas próprias circunstâncias e variáveis. E, mesmo que o divórcio seja amigável, pode ter os seus problemas a serem superados. O site YourTango falou com vários especialistas e revela uma série de fatores-chave que afetam a duração do período de recuperação divórcio. Conheça:

1. Em que circunstâncias o divórcio ocorre? O tempo de duração do casamento, ter ou não filhos e os termos do divórcio serem ou não amigáveis são questões circunstanciais que podem determinar o tempo que o processo de divórcio, legal e emocional, irá demorar.

Comente agora

PM faz sucesso na internet com louvores entoados no batalhão; assista ao vídeo

Comportamento  Postado por Marcus Augusto Macedo - 12/12 18:51h
PM faz sucesso na internet com louvores entoados no batalhão; assista ao vídeo

Pertencendo ao 21º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro, em São João de Meriti, o subtenente Oldinei Paulo Borges ficou conhecido na internet pelos louvores que canta. Alguns de seus vídeos postado na página “O PM Cantor” viralizaram a ponto de o policial de 47 anos sonhar em gravar um CD gospel. “Comecei a cantar na igreja aos 12 anos, mas nunca o fiz profissionalmente. Já me aconselharam mais de uma vez a gravar, mas ainda não tive recursos. Quem sabe um dia eu consigo? É um plano que tenho”, contou ele ao jornal ExtraEm sua família, ele é o único dos seis irmãos que não se tornou pastor. Pertencente à Assembleia de Deus, sublinha que sempre tenta evangelizar as pessoas que encontra. Até mesmo os criminosos que ele prende. “Às vezes o pessoal até brinca: “Lá vai o Paulo Borges falar de Deus”. Mas, se posso tentar ajudar alguém, por que não fazê-lo? Converso, deixo o meu contato… Uma vez, uma mãe me ligou e disse que havia sido uma benção para o filho dela ter sido preso por mim, porque saiu da cadeia e não voltou para a vida errada. Isso é muito gratificante”, comemora. Para que não sofra críticas, no alto da página há o aviso: “os vídeos aqui postados do Sub Tenente Paulo Borges, em que estiver fardado, no interior do quartel, foram e sempre serão produzidos antes do horário de serviço, no horário da refeição ou após o término do serviço”. Foi seu sobrinho que decidiu postar as apresentações informais de Oldinei no 21º BPM. “É sempre muito espontâneo. Quando vem a inspiração de Deus, eu canto, e aí peço a alguém para filmar, ou já aparece um colega com câmera”, encerra.

Assista um dos louvores: 

Comente agora

Brasileiros estão abandonando hábito de usar mais de um chip no celular

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 11/12 09:39h
Brasileiros estão abandonando hábito de usar mais de um chip no celular

Para pagar mais barato nas ligações de celular, muitos brasileiros costumam ter mais de um chip no mesmo aparelho, ou usar vários aparelhos. Assim, é possível ligar para o número de uma mesma operadora pagando menos e, às vezes até de graça. Mas esse hábito está mudando no país, porque o preço das ligações entre operadoras diferentes vem sendo reduzido nos últimos anos. “Isso reduziu o fenômeno do 'consumidor com todos os chips'. O motivo principal para ter os chips de todas as operadoras era economizar. Com preços menores de ligações para operadoras distintas, o consumidor percebeu que poderia ter somente um chip. Com isso, temos a redução do número de linhas, pois muitos planos pré-pagos estão sendo desativados”, explicou o pesquisador em telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Rafael Zanatta, à Agência Brasil.

Comente agora

Se você quer filhos mais confiantes, siga estas 18 dicas

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 09/12 07:48h
Se você quer filhos mais confiantes, siga estas 18 dicas

A confiança é um dos maiores presentes que um pai pode dar ao seu filho. Mas pode não ser uma tarefa fácil. Carl Pickhardt, psicólogo e autor de 15 livros sobre parentalidade, conta ao Independent que os inimigos da confiança são “o desânimo e o medo”, por isso os pais têm o dever de encorajar e apoiar os seus filhos para que estes consigam lidar com tarefas difíceis. Mas há mais formas de conseguir criar filhos confiantes, veja com 18 dicas:

  • 1. Aprecie o esforço, independentemente se eles ganharem ou perderam;
  • 2. Encoraje a prática como forma de construir competência numa área de que eles gostem (mas sem pressões);
  • 3. Deixe-os descobrir e resolver os problemas por eles próprios;
  • 4. Deixe-os se comportarem de acordo com a idade – não espere que o seu filho se comporte como um adulto;
  • 5. Encoraje a curiosidade;
Comente agora

Cantar na igreja é importante, mesmo desafinado, prega campanha

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/12 00:03h
Cantar na igreja é importante, mesmo desafinado, prega campanha

Apesar de muitos cristãos não gostarem de cantar na igreja por acharem que são desafinados, por exemplo, líderes de louvor estão pedindo que as pessoas reconsideram o sentido do ministério de louvor. Em uma coluna publicada no site DesiringGod, ligado a John Piper, o pastor Mark Merker, que lidera o louvor na Igreja Batista de Capitol Hill, em Washington, DC, fez um apelo a todos os cristãos. Lembrando que o Novo Testamento se refere ao canto como uma atividade coletiva, explicou que o louvor congregacional não é só cantar, mas louvar a Deus através da música e é um “caminho para o amor cristão.” “Se vemos as músicas que cantamos como parte de nosso ministério para os outros, isso irá moldar a maneira como abordamos a música na igreja de maneira prática,” acrescentou Merker. O material escrito por ele teve grande repercussão nas redes sociais, sendo compartilhada milhares de vezes. Isso atraiu a atenção da mídia evangélica dos EUA, que logo identificou um pedido parecido de vários outros pastores responsáveis pelo louvor em suas igrejas. Apoiando essa ideia, Jamie Brown, responsável pela Igreja Anglicana em Fairfax, Virginia, disse ao Christian Post que mesmo os cristãos que possuem dificuldades para cantar e acompanhar o ritmo, não deveriam se sentir constrangidos. “Eu quero que as pessoas olhem somente para a pessoa e a obra de Jesus Cristo”, disse Brown, que possui uma longa experiência com grupos de louvor e é autor de canções de adoração desde a adolescência. “Minha esperança e oração é que quando eu estou conduzindo a congregação, eu possa, através da música, apresentar Jesus e mostrar como Ele é incrível. Assim, todos vão esquecer de suas limitações e adorar, afinal é para Ele que cantamos”, ensina.

Comente agora

Pesquisa: homens ainda culpam mulher por estupro

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 07/12 19:07h
Pesquisa: homens ainda culpam mulher por estupro

Apresentada nesta quarta-feira (7) no 4º Fórum Fale sem Medo, em São Paulo, a pesquisa realizada pelos Institutos Avon e Locomotiva mostrou que 88% dos entrevistados acreditam que ainda há muita desigualdade entre homens e mulheres na sociedade brasileira. Apesar de 85% dos homens concordarem que todos os pais devem educar os filhos para serem menos machistas, 43% deles dizem "pegar mal" reclamar de um amigo que compartilha fotos de mulheres nuas em grupos privados de homens. Depois de ouvir 1.800 pessoas de 70 cidades, a pesquisa indicou que, apesar das críticas ao machismo, na prática, as atitudes mostram tolerância a comportamentos machistas. Dos entrevistados, 78% dizem não interferir em brigas de casal ou interferir apenas se houver alguma violência extrema. O levantamento revelou que 61% consideram que a mulher que se deixou fotografar tem culpa quando um homem compartilha suas imagens íntimas sem autorização. Cerca de 27% dos entrevitados acreditam que, em alguns casos, a mulher pode ter culpa por ser estuprada.

Comente agora

“Nos faz pensar na vida”, diz pastor de casamento sobre queda de helicóptero

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/12 17:48h
“Nos faz pensar na vida”, diz pastor de casamento sobre queda de helicóptero

O helicóptero que caiu no domingo (4) em São Lourenço da Serra, Região Metropolitana de São Paulo, transportava a noiva Rosemeire Nascimento Silva para seu casamento. Junto com ela estavam seu irmão Silvano Nascimento da Silva, a fotógrafa Nayla Cristina Neves Lousada, e o piloto Peterson Pinheiro. Todos faleceram na queda. O acidente ocorreu a cerca de 2 km do local do casamento, onde 300 convidados a esperavam para o culto. O pastor Domingos da Silva, 73, da igreja Missão Evangélica Casa de Oração, iria oficiar a cerimônia. Para ele, a tragédia deveria gerar reflexão: “Esse luto nos faz pensar na vida… Temos que ser mais humanos, mais amorosos. Porque a vida pode ir embora em um instante”, desabafou ao Uol. A chegada de helicóptero era parte de uma surpresa preparada por Rosimere. Logo que ficou sabendo do acidente, coube ao líder religioso dar a notícia aos convidados. Domingos conta que “A reação das pessoas, no início, foi de incredulidade. Depois, veio a dor”. Segundo informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave modelo Robinson 44 fora adquirida recentemente e estava em situação regular para voo. As causas da queda não foram divulgadas, mas há indícios que o mau tempo foi o principal responsável. O Brasil ainda está sob impacto da queda do avião que vitimou 71 pessoas na comitiva da Chapecoense que ia jogar na Colômbia. Havia evangélicos entre os falecidos e os sobreviventes e seus testemunhos têm sido amplamente compartilhados nas redes sociais.SEDN

Comente agora

Por que os hipocondríacos ficam mais doentes

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 05/12 23:44h
Por que os hipocondríacos ficam mais doentes

Você é hipocondríaco ou tem uma preocupação excessiva com a sua saúde? Pois isso pode trazer problemas em vez de ajudar. De acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica BMJ Open, pessoas que são excessivamente preocupadas com sua saúde também são mais propensas a realmente desenvolver alguns problemas sérios, como doenças cardíacas. A “ansiedade de saúde” ou hipocondria é um mal que afeta cerca de 1% a 2% da população. Para saber se a saúde dessas pessoas é melhor ou pior do que o restante da população, pesquisadores noruegueses analisaram dados de saúde de 7.052 pessoas participantes de um grande estudo de saúde realizado pelo Serviço Nacional de Triagem de Saúde e pela Universidade de Bergen, ambos na Noruega. Além dos dados já existentes, coletados ao longo de 13 anos, os pesquisadores analisaram a saúde e os níveis de ansiedade dos participantes em relação à sua saúde, segundo informações da rede americana CNN. Os resultados mostraram que 3,3% dos participantes tiveram um ataque cardíaco ou ataque de angina.

Comente agora

Álcool na adolescência afeta, sim, o desenvolvimento cerebral

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 05/12 17:58h
Álcool na adolescência afeta, sim, o desenvolvimento cerebral

A ingestão de bebida alcoólica na adolescência pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. De acordo com um estudo recém-publicado no periódico científico Addiction, adolescentes que bebem em excesso tendem a ter menos massa cinzenta no cérebro, estrutura responsável por funções como memoria, tomada de decisões e autocontrole. No estudo, pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental, na Finlândia, acompanharam 62 jovens durante dois anos. Nesse período, eles responderam questionários que incluíam questões sobre o consumo de bebida alcoólica. Todos os voluntários haviam participado de um estudo finlandês sobre o bem-estar do jovem e haviam relatado seu consumo alcoólico durante a adolescência – aos 13 e aos 18 anos. Os resultados mostraram que 35 deles abusavam do álcool – bebiam pelo menos quatro vezes por semana ou bebiam muito, com menor frequência – na adolescência. Os demais foram considerados bebedores moderados. Exames de escaneamento cerebral mostraram que os jovens que abusaram do álcool tinham menores volumes de massa cinzenta, em comparação com aqueles que bebiam moderadamente.

Comente agora

Prática de sexo uma vez por semana é suficiente para causar bem-estar

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/12 17:01h
 Prática de sexo uma vez por semana é suficiente para causar bem-estar

Uma pesquisa conduzida por um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto, Canadá, revelou que a prática de sexo uma vez por semana melhora o bem-estar do casal. No entanto, os benefícios não aumentam quando o número é maior. Os cientistas analisaram 30 mil entrevistas, segundo o jornal El País. O trabalho ainda citou estudo que relacionam a prática frequente do sexo a um maior bem-estar, mas apontou que, "para casais com muitas ocupações, responsabilidades profissionais e filhos para cuidar, a pressão por manter relações sexuais com a maior frequência possível pode ser estressante". Liderados por Amy Muise, os pesquisadores admitiram a incapacidade de oferecer uma explicação para a relação entre o número de relações sexuais e benefícios. Ainda assim, afirmaram que "o sexo pode ser como o dinheiro, só é ruim quando é pouco demais".

Comente agora

Edir Macedo e Ester Bezerra completam 45 anos de casamento

Comportamento  Postado por TV Voz da Bahia - 02/12 12:04h
Edir Macedo e Ester Bezerra completam 45 anos de casamento

O casal formado pelo líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Edir Macedo, juntamente com Ester Bezerra, completa 45 anos de casamento. Com a marca, a dupla produziu um vídeo, disponível no YouTube, com conselhos matrimoniais. O vídeo trata-se de uma videoconferência transmitida pelo canal de Edir Macedo e assistida por cerca de dez mil pessoas. Ao lado da esposa, o líder e fundador de uma das maiores instituições neopentecostais do país deu orientações de como manter um relacionamento duradouro. “Nós tínhamos costumes diferentes, e por causa disso a convivência ficaria difícil se não tivéssemos o elemento chamado fé, temor para com Deus, respeito de um para com o outro. Então, isso foi nos dando elementos para que pudéssemos viver os dias em aprendizado constante”, disse Macedo, em nota divulgada pela assessoria de comunicação da UniversalO casal considera que abnegar-se de suas vontades em favor do outro é uma atitude necessária. “É errando que a gente aprende, e no dia a dia vamos conhecendo um ao outro. Tem que haver vontade em acertar, de agradar a pessoa com quem você está vivendo”, disse Ester Bezerra.

Assista ao vídeo abaixo: 

Comente agora

O que seu celular diz sobre sua personalidade?

Comportamento  Postado por Wilyam Reis - 01/12 21:53h
O que seu celular diz sobre sua personalidade?

É possível ler aspectos centrais da sua personalidade na palma sua mão, diz um novo estudo da britânica Universidade de Lancaster. Não estamos falando de quiromancia – e sim do aparelho que você provavelmente carrega de cima para baixo o tempo todo. Os smartphones estão por toda parte e 90% deles usa os sistemas operacionais iOS ou Android. Os pesquisadores se perguntaram se a psicologia conseguiria comprovar que há diferença na personalidade das pessoas que escolhem comprar aparelhos Android ou iPhone. Recrutaram então 576 voluntários para dar algumas informações pessoais e responder testes de personalidade. Eles perceberam que o fator que prevê com mais força que tipo de celular você tem é o gênero: as mulheres têm duas vezes mais chance de usar iPhones que os homens. Os usuários de Android também são mais velhos que os fãs da Apple. Mas a coisa fica interessante mesmo quando falamos de personalidade: quem tinha um Android tirou notas maiores no teste de Honestidade e Humildade. Suas respostas nos questionários mostraram que elas evitam manipular os outros e quebrar regras com mais frequência que os fãs do iPhone. Além disso, também tem menos interesse em riqueza e status social elevado. O interessante é que, apesar dos usuários do iPhone serem relativamente menos humildes, eles não demonstraram ter mais dinheiro ou nível socioeconômico mais alto que os fãs do Android. Mas não é tudo desvantagem para os consumidores da Apple: eles são mais extrovertidos e mais cabeça aberta. Também são mais emotivo e se importam menos com a opinião alheia na hora de fazer compras. No entanto, se preocupam mais com o fato do celular ser visto como um objeto de status. Do outro lado, além de ligeiramente mais honestos e humildes, os usuários de Android demonstraram ser mais agradáveis com as pessoas ao seu redor.

Comente agora

Ganhador da Mega-Sena fez aposta na lotérica 'Persistência' na Bahia

Comportamento  Postado por Débora Ayane - 01/12 13:34h
Ganhador da Mega-Sena fez aposta na lotérica 'Persistência' na Bahia

O ganhador do concurso 1.881 da Mega-Sena, que faturou o prêmio de R$ 18.918.141,78 em sorteio realizado na noite de quarta-feira (30), fez a aposta na Lotérica "Persistência", localizada na Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, no bairro Cajazeiras X, em Salvador. O anúncio foi feito pela Caixa Econômica Federal nesta quinta-feira (1º). As dezenas sorteadas foram: 03 - 10 - 30 - 44 - 53 - 56. A quina teve 44 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 50.878,02. Outras 4.024 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 794,74 cada uma. A estimativa de prêmio para o concurso 1.882, cujo sorteio será realizado no sábado (3), é de R$ 3 milhões, segundo a Caixa. Para apostar na Mega-Sena As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Comente agora

Crianças que brincam são mais saudáveis, garantem especialistas

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 30/11 22:27h
Crianças que brincam são mais saudáveis, garantem especialistas

Investir nos primeiros seis anos de vida das crianças pode reduzir problemas como violência e consumo de drogas. Mas não basta garantir acesso à saúde e educação, dar as vacinas em dia e fornecer boa alimentação. Estudos e pesquisadores mostram que é preciso satisfazer também a sede de brincar. A brincadeira é um elemento indispensável para uma infância feliz e um importante instrumento de socialização. Entre os benefícios das atividades lúdicas, especialmente durante a primeira infância, estão o desenvolvimento da autoestima, o estabelecimento de vínculos com os pais e o aumento da capacidade de sentir empatia pelos outros. Pelo brincar, as crianças também aprendem a lidar com problemas, resistir à pressão de situações adversas e a viver em sociedade. Após analisar o cérebro de 128 crianças negligenciadas, uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) constatou que elas possuíam tamanho reduzido de amígdala e hipocampo — estruturas cerebrais associadas às emoções e à memória — em comparação com crianças que foram estimuladas a brincar. Ainda de acordo com esse estudo, crianças que não recebem a atenção dos pais são mais propensas a desenvolver estresse na infância, o que aumenta os riscos de dependência em drogas, alcoolismo e obesidade na fase de adulta.

Comente agora

Comunidade de Fátima em S. M. das Matas realiza Bingo Beneficente para custear tratamento de criança

Comportamento  Postado por Débora Ayane - 29/11 18:45h
Comunidade de Fátima em S. M. das Matas realiza Bingo Beneficente para custear tratamento de criança

Para custear o tratamento de uma criança, familiares e amigos realizarão um Bingo Beneficente na comunidade de Fátima, zona rural de São Miguel das Matas. Uma garotinha precisa fazer um tratamento muito sério e a família não tem condições de arcar. A pequena Júlia, de 4 anos de idade, tem uma abertura no crânio que ocasiona um afastamento encefálico, ela precisa fazer uma consulta com um neuropediatra em Salvador, seguir com cirurgia e tratamento. Amigos e o pessoal da comunidade de Fátima estão realizando este Bingo Beneficente no próximo domingo (04), no Bar do Pica-Pau, a partir da 13h da tarde, em prol da pequena Júlia. Todo o recurso será voltado para o tratamento da criança e, a família e comunidade pede e desde já agradece a sua contribuição.

Redação Voz da Bahia

Comente agora

Mulher é julgada, pois sociedade ainda não está pronta para vê-la escolher

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 27/11 08:09h
Mulher é julgada, pois sociedade ainda não está pronta para vê-la escolher

Casadas, solteiras, com ou sem filhos, donas de casa ou trabalhando fora. Não importa o estilo de vida adotado há sempre um julgamento pairando sob as cabeças das mulheres. Para os especialistas ouvidos pelo UOL, uma das razões para essa vigilância constante está ligada a ainda recente ocupação do espaço público. No Brasil, as mulheres conquistaram o direito de votar, por exemplo, há apenas 84 anos. Quanto mais são vistas, defendem suas opiniões e vontades, mais são criticadas. Antes, o mundo privado consistia no lugar reservado às mulheres, educadas para se dedicarem às tarefas de casa. "Não estamos preparados para as escolhas da mulher. Até séculos atrás, ela era criada para casar e ser um bibelô do homem", afirma o filósofo e historiador Antônio Emilio Morga, coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero da Universidade Federal do Amazonas. O modo como a mulher se comporta no espaço público influencia julgamentos alheios e até a maneira como é vista em processos judiciais. "O que você estava fazendo na rua?" era a pergunta mais comum às vítimas em alguns dos processos por crimes sexuais do início do século 20, em Fortaleza (CE), analisados pela pesquisadora e historiadora Gleidiane de Sousa Ferreira, ligada ao IEG (Instituto de Estudos de Gênero) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Comente agora

Pensar em sexo favorece o raciocínio

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 26/11 15:55h
Pensar em sexo favorece o raciocínio

Fazer sexo é muito bom. Se você discorda, só lamento! Além de ser prazeroso, é extremamente saudável. Mas sabia que você não precisa necessariamente fazer para desfrutar de certos benefícios? É que pensar em sexo – isso mesmo, apenas pensar – pode aumentar seu desempenho no desenvolvimento de algumas tarefas. Essa afirmação sobre os pensamentos “safadenhos” é de uma pesquisa realizada pela Universidade de Amsterdã, na Holanda. Durante o estudo, os pesquisadores fizeram parte dos voluntários, homens e mulheres, pensar em sexo e, depois, colocaram todo mundo para resolver problemas de lógica e matemática. O resultado mostrou que as pessoas estimuladas a pensar em sexo obtêm um desempenho melhor. A explicação, segundo os cientistas, é que quando pensamos em sexo, nosso cérebro ativa uma área “projetada” pela evolução para ajudar a gente a se reproduzir. Por conta disso, começamos a prestar mais atenção nas outras pessoas, a achá-las especialmente atraentes, a tentar identificar sinais de interesse sexual quando flertamos com alguém.

Comente agora

Palavras entram e saem de moda a cada 14 anos

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 25/11 22:35h
Palavras entram e saem de moda a cada 14 anos

Que brasa, mora. Que batuta. Que massa. Maneiro. Animal. Bem loko. Top. Cientistas sempre se perguntaram por que algumas palavras entram em uso e, alguns anos depois, simplesmente deixam de ser faladas. Agora, acrescentaram mais um dado para esse mistério: uma pesquisa da Universidade de Manchester descobriu que as palavras da moda têm uma vida média de 14 anos. Em quase uma década e meia, elas são alçadas ao hype – e depois caem no esquecimento. A descoberta foi feita com base em análises estatísticas. Os pesquisadores observaram livros e textos escritos entre 1700 e 2008, e disponíveis no Google Ngram (que tem cerca de 5 milhões de livros digitalizados). Assim, descobriram que as palavras entram e saem de moda em ciclos de 14 anos. A descoberta foi observada na língua inglesa, no espanhol, no russo, no italiano, no alemão e no francês. Nos séculos passados, as ondas podiam durar um ou dois anos a mais. Para os cientistas, motivos culturais, políticos e econômicos definem a vida útil de uma palavra.

Comente agora

Sair do Facebook deixa as pessoas mais felizes, diz estudo

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 24/11 19:23h
Sair do Facebook deixa as pessoas mais felizes, diz estudo

O Facebook é uma rede social que está totalmente inserida no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. Só no Brasil, já são 78 milhões de usuários e, todos os dias, pelo menos 1 bilhão de pessoas acessa a rede social. Mas talvez isso não signifique uma boa coisa. Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, aponta que o uso constante do Facebook afeta negativamente o humor das pessoas e as deixa mais tristes, revela o site EXTRA. O pesquisador Morten Tromholt analisou o comportamento de 1.095 participantes e pediu que 50% tirassem umas "pequenas férias" do Facebook, deixando de usá-lo por uma semana. Após o período, os participantes que ficaram longe da rede social apresentaram níveis mais altos de satisfação com a vida e de emoções positivas: 88% relataram estar mais felizes e 84% afirmaram que curtiam a vida, contra 81% e 75%, respectivamente.

Comente agora

Mulheres brasileiras estão virando mães mais tarde

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 24/11 18:03h
Mulheres brasileiras estão virando mães mais tarde

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que as mulheres brasileiras estão virando mães mais tarde. Em 2005, mais de 30% dos nascimentos no país eram de mães que tinham entre 20 e 25 anos. Em 2015, ou seja, 10 anos depois, houve aumento no número de mulheres que tiveram filhos entre 30 e 39 anos de idade. A mortalidade infantil continuou em queda: os óbitos de crianças com até um ano de idade passaram de 4% para 2,5%. Na faixa etária de até 5 anos, houve redução de 1,5%. Já morte violenta - por homicídio, acidente, afogamento ou suicídio - entre jovens de 15 a 24 anos teve aumento expressivo no Norte e no Nordeste do país. No Amazonas, por exemplo, houve o aumento de 171,4% no número de óbitos violentos de mulheres e de 128,7%, no de homens. Por outro lado, o registro é de queda no Sudeste na quantidade de mortes violentas entre os jovens. No Rio de Janeiro, houve redução de 37,5% entre os homens e de pouco mais de 40% entre as mulheres.

Comente agora

Brasileira levada ainda bebê à Argentina busca família materna na Bahia após mais de 50 anos

Comportamento  Postado por Débora Ayane - 24/11 15:00h
Brasileira levada ainda bebê à Argentina busca família materna na Bahia após mais de 50 anos

Nascida em 1958, em Duque de Caxias (RJ), Ione Celia de Carvalho foi levada pela mãe aos 10 meses de idade à Argentina, onde vive até hoje. Desde 2002, ano que a mãe faleceu, ela busca reconstruir sua história. As duas foram para o país vizinho, levadas por uma patroa da mãe, e acabaram rompendo qualquer contato com o Brasil. “Nunca voltamos ao Brasil nem soubemos nada da família. Ela não falava muito, não sei por que, mas morreu com a ilusão de voltar a vê-los”, revela Celia, que agora quer realizar o sonho da mãe e descobrir os motivos de terem abandonado o país.


As fotos mostram Maria Margarida na época em que se mudou para a Argentina | Foto: Arquivo Pessoal

Celia conta que sua mãe, que se chamava Maria Margarida de Carvalho e nasceu em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, dizia ter 11 irmãos, sendo que uma de suas tias, Maria Luisa, já teria morrido.

Comente agora

Atleta baiano será destaque no desfile da Portela no Carnaval 2017

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 21/11 09:26h
Atleta baiano será destaque no desfile da Portela no Carnaval 2017

Não só artistas baianos serão destaques no Carnaval do Rio de Janeiro em 2017, a exemplo de Ivete Sangalo, que será enredo da Grande Rio. O atleta baiano, Isaquias Queiroz, que conquistou três medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos deste ano, será um dos grandes destaques da Portela. De acordo com a coluna Gente Boa, do jornal O Globo, o canoísta vai representar o universo dos ribeirinhos que remam desde que são crianças, já que ele aprendeu a remar no Rio de Contas, na Bahia, e o tema da escola será "Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar". (BocaoNews)

Comente agora

Menina perdoa pai que tentou matá-la após sua conversão

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/11 16:51h
Menina perdoa pai que tentou matá-la após sua conversão

Seis anos atrás, uma menina de dez anos se converteu ao cristianismo em Uganda. Ao saber da notícia, seu pai, que é muçulmano, ficou tão irritado que a trancou em um quarto escuro por seis meses. Susan iria morrer de fome e sede se o irmão mais velho, Mbusa, não passasse um pouco de comida e água por uma fresta na porta. O homem espancou tanto a filha que a menina perdeu parte dos movimentos da cintura para baixo. Eventualmente acabou sendo hospitalizada, mas os danos podem ser permanentes. Confessou acreditar que seu pai iria matá-la. No momento em que foi resgatada, em outubro de 2010, Susan não conseguia andar nem conversar. Seu cabelo preto tinha ficado amarelado e ela pesava apenas 20 quilos. Passou quase um ano internada em um hospital, onde era visitada regularmente por cristãos locais. A missão Portas Abertas também entrou em cena, provendo para ela alimentos, roupas, artigos de higiene pessoal e materiais de leitura. Apesar de toda a tortura que sofreu, Susan recusou-se a negar a Cristo: “Não posso deixar Jesus, decidi não abandoná-lo porque ele me deu a vida eterna e, mesmo que eu morresse lá, tinha certeza de que iria para junto dele”, afirmou. Agora com 16 anos, Susan é incapaz de andar sem a ajuda de muletas, mas mantém o otimismo quanto ao seu futuro, revelando que espera se tornar médica um dia.

Comente agora

40% das pessoas preferem wi-fi a sexo, álcool e chocolate, diz estudo

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 19/11 08:00h
40% das pessoas preferem wi-fi a sexo, álcool e chocolate, diz estudo

Um estudo realizado pela plataforma iPass, com a participação de mais de 1700 voluntários dos EUA e da Europa, concluiu que 40% das pessoas escolhe a ligação WI-FI como a coisa mais essencial no dia, enquanto 37% escolheu o sexo, 14% chocolate e 9% álcool. Patricia Hume, chefe comercial da iPass, comentou: “Wi-Fi não é apenas o método mais popular de ligação à internet, ele superou muitos outros luxos e necessidades humanas. A ideia de que o Wi-Fi seria considerado mais importante do que o sexo, o álcool e o chocolate seria impensável há alguns anos". O estudo mostra ainda que o WI-FI também influencia as escolhas que as pessoas fazem nas suas viagens e deslocações. Ao todo, 72% dos inquiridos admitiu já ter escolhido hotéis com base na sua experiência de WI-FI e 21% admite fazê-lo sempre. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Por que o consumo de alho pode tornar os homens mais atraentes

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 17/11 19:34h
Por que o consumo de alho pode tornar os homens mais atraentes

Rapazes: querem fazer ainda mais sucesso com as mulheres? O odor corporal tem papel fundamental neste trabalho. Mas esqueçam os perfumes caros e… aumentem o consumo de alho. É isso mesmo: alho, aquele alimento de cheiro forte e pouco agradável. Pesquisadores da Universidade de Stirling e da Universidade Charles, em Praga, na República Checa, pediram a 42 homens que comessem alho cru, cápsulas de alho ou nenhum alho e usassem almofadas nas axilas por 12 horas. Em seguida, 82 mulheres foram solicitadas a cheirar as amostras de odor nas almofadas e classificá-las pela sua graça, atratividade, masculinidade e intensidade. O odor corporal dos homens era percebido como “significativamente mais atraente e menos intenso” quando eles comiam dentes de alho ou o alimento em cápsulas, do que quando eles (os mesmos homens) não haviam comido. “Certamente, o odor da respiração desempenha um papel crucial na maioria das interações sociais, mas o odor das axilas também é um fator importante nos relacionamentos íntimos”, escreveram os pesquisadores na revista Appetite.

Comente agora

Beijinho para sarar cura de verdade, diz estudo

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 16/11 22:35h
Beijinho para sarar cura de verdade, diz estudo

Quem nunca bateu o dedo quando era criança e ganhou um beijinho da mãe para sarar? O que antes era tido como apenas um carinho parece ter o poder de realmente curar, aponta um estudo recente, realizado pela Universidade de Pittsburgh. A pesquisa, publicada no jornal americano "The Journal of American Parenting", aponta que o carinho dos pais age como um remédio nos machucados dos pequenos, revela o site Minha Vida. Os cientistas fizeram testes com mais de 240 crianças e, a partir de um grupo controle, concluíram que as crianças com pequenos machucados que recebiam beijos dos pais sentiam mais alívio do que aquelas que receberam remédios para a dor. Vale ressaltar que o método só vale para dores e machucados leves e, em casos mais graves, é muito importante consultar profissionais especializados.

Comente agora

Pesquisa revela que noivos estão demorando mais para se casarem

Comportamento  Postado por Anacley Souza - 16/11 20:31h
Pesquisa revela que noivos estão demorando mais para se casarem

Nas últimas décadas, as estatísticas comprovam que tanto homens quanto mulheres estão planejando o casamento com mais idade. Um relatório recente do Urban Institute, de Washington, prevê que a maioria dos integrantes da chamada Geração Y ou geração do milênio, nascida entre os anos 1980 e 2000 ainda estará solteira aos 40 anos. De acordo com o estudo do Pew Research Center, também mostra ser provável que 25% dos jovens americanos nunca se casem. Já no Brasil, as Estatísticas de Registro Civil feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que no período dos anos de 1970 a 2014 a idade média para o casamento passou de 23 anos para 30 anos no lado das noivas, e de 27 anos para 33 anos no lado dos noivos. A mudança de faixa etária para o casamento indicada pelas pesquisam se justificam por dois principais motivos: maior dedicação aos estudos e busca por maiores salários. Fatores pessoais também colaboram e influenciam na decisão de protelar o casamento. Ainda no caso dos mais novos, também existe o medo de perder a liberdade, a falta de preparo financeiro e a busca pelo par perfeito, que acabam afastando os mais novos do altar. Apesar dos jovens brasileiros planejarem o casamento com uma idade maior, o mercado nupcial continua a todo vapor.

Comente agora

Salvador: Caminhada reúne centenas de pessoas para pedir paz e tolerância religiosa

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/11 23:06h
Salvador: Caminhada reúne centenas de pessoas para pedir paz e tolerância religiosa

Centenas de pessoas se vestiram de branco e foram às ruas do Engenho Velho da Federação, na tarde desta terça-feira, 15, para a XII edição da Caminhada pelo fim da violência, da intolerância religiosa, pela paz. A concentração ocorreu às 14h, no final de linha do bairro, onde está localizado o monumento em homenagem à Mãe Ruinhó. Criada em 2004, em decorrência de retaliações feitas por igrejas neopentecostais contra os terreiros do bairro, a Caminhada é organizada pelo próprio povo de santo que reside e celebra cultos no local. “A importância dessa caminhada é a de trazer paz e mostrar que a intolerância religiosa existe sim”, diz a manicure Ludmila dos Santos Bastos, 35, moradora do Engenho Velho há mais de 30 anos. “Meu terreiro é um dos organizadores, e a gente se engaja, se doa mesmo”, exprime a jovem. Este ano, a passeata não apenas abordou questões religiosas, como também aspectos sociais importantes que estão sendo debatidos atualmente no país, com o tema Professoras e professores, alicerces e pilares da educação. A ideia é ressaltar a relevância dos educadores na construção de uma cidadania ampla, avessa ao racismo, sexismo e outras formas de violência. “Estamos aqui para combater o preconceito religioso, e também o racismo”, afirma a mãe de santo Ebomi Nice de Oyá, uma das principais lideranças religiosas da Bahia. “O que nós queremos é respeito, porque o Estado é laico. E mesmo que não fosse, proclamar nossa fé, é um direito nosso”, reitera a sacerdotisa, que tem sua história marcada pela defesa da cultura afro-brasileira.

Barreiras: 

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com