Voz


PodCast



Enquete





Blog

Comportamento

Por que o dia 15 de janeiro foi considerado o mais triste do ano pelos pesquisadores?

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 12:38h
Por que o dia 15 de janeiro foi considerado o mais triste do ano pelos pesquisadores?

Acabou o Natal, o Ano Novo passou e as contas chegaram. Tem IPVA, IPTU, matrícula escolar e todas as outras contas acumulando em janeiro. Além disso, você já percebeu que aquelas resoluções para 2018 estão difíceis de sair do papel. Dá uma tristeza nessa época, né? Saiba que você não está sozinho. Segundo um psicólogo galês, esta segunda-feira (15) é o "Blue Monday", também conhecido como dia mais triste do ano. De acordo um estudo questionável feito por Cliff Arnall, então da Universidade de Cardiff, no País de Gales, a terceira segunda-feira de janeiro é o dia em que as pessoas se sentem mais para baixo. Ele criou, em 2005, uma fórmula matemática para provar sua teoria: [W+(D-d)]xTQ/MxNA. Difícil de entender? "D" são as dívidas que você fez no fim de ano, "d" seu salário mensal, "T" é o tempo que se passou desde o Natal, "M" o nível de motivação, "W" é o clima e "NA" a necessidade de tomar medidas. Bem, no Reino Unido faz muito frio nesta época, por isso, "W" tem um peso maior para eles. Arnall não teve a menor preocupação com embasamento teórico para chegar à equação. Tanto é que seu "estudo" não foi publicado em nenhuma revista científica. A história toda foi criada pelo psicólogo a pedido de uma agência de viagens, ou seja, marketing puro para vender pacotes turísticos na tentativa de combater essa "melancolia". No entanto, Arnall  continua acreditando em sua criação. O psicólogo diz que teve a melhor das intenções e que a ideia do dia é encorajar as pessoas a terem um olhar positivo para o restante do ano, encarando as oportunidades de novos começos e de mudanças.

Comente agora

Sete conselhos para ser um melhor pai e uma melhor mãe

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 16/01 08:57h
Sete conselhos para ser um melhor pai e uma melhor mãe

Educar uma criança não é uma tarefa fácil. Por mais que sejam os livros teóricos sobre o tema e sobre o comportamento dos mais novos, a prática fica quase sempre aquém do que vem escrito em obras. Apesar da bibliografia ser sempre uma ajuda bastante prática – mais não seja para detectar erros -, a verdade é que a boa educação de uma criança depende, claro, da criança em si, mas também dos seus progenitores e da forma como se veem. Ser um bom pai ou uma boa mãe é algo difícil de definir, mas a base é uma certeza. Pelo menos para a ciência. Baseando-se nos pioneiros da educação infantil na Espanha, os cientistas Elisabeth Fodor e Montserrat Morán – que tanto defendem a importância dos progenitores trabalharem na própria atitude -, a influenciadora espanhola Pilar Jericó assina um artigo no "El País" em que lista aqueles que são os melhores conselhos para os pais terem em conta. E tudo começa com o auto-conhecimento. Diz Jericó que os pais devem conhecer-se a si mesmos, refletir sobre os seus atos e sobre os próprios pensamentos, pois só assim é possível decifrar alguns comportamentos padrão das crianças, encontrando a melhor forma de os solucionar.

Comente agora

Quatro tipos de birra e formas de controlá-las

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 15/01 08:25h
Quatro tipos de birra e formas de controlá-las

Por birra entende-se a insistência numa ideia ou comportamento, que pode ser exagerado e sem uma motivação racional. Em alguns casos, a birra é o espelho de um mero capricho ou vontade de ‘ser do contra’. Para as crianças, a birra chega mesmo a ser um ato repetido e até mesmo quase diário, resultando como forma de defesa e/ou ataque e fazendo com que os pais levem as mãos à cabeça nas mais variadas situações. Mas não é preciso fazer um drama em cada birra que uma criança protagoniza. Melhor do que isso é passar a decifrar cada tipo de birra que é feita e saber atuar de imediato. E é aqui que entra Stéphanie Couturier, psicóloga e sofróloga. A especialista assina o livro ‘Como ajudar o seu filho a controlar as birras – exercícios e ferramentas para acalmar e evitar as crises’, onde explica o porquê das birras, como se diferenciam e qual o melhor método de ataque, sendo que a estratégia passa sempre pelo mesmo: acalmar e evitar. A especialista francesa começa por diferenciar os quatro tipos de birra que os mais novos costumam protagonizar. São eles:

Comente agora

Como uma hora a mais de sono pode fazer toda a diferença

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 12/01 07:35h
Como uma hora a mais de sono pode fazer toda a diferença

Deitar cedo e levantar cedo, dá saúde e faz crescer. A uma certa altura da vida, a parte do crescer pouca diferença faz, mas a verdade é que o sono continua a ter um papel determinante na saúde e qualidade de vida. E a mais recente prova vem da Universidade King’s College em Londres. Diz o site Mirror que os cientistas britânicos conseguiram provar que acrescentar cerca de uma hora e meia a mais de sono por noite ajuda a ter mais saúde e até mesmo a perder com mais facilidade os quilos extra. Para chegarem a esta conclusão, os investigadores recorreram à análise dos hábitos diários e de sono de 42 participantes e notaram que aqueles que colocaram em prática os conselhos para uma boa rotina de sono (21 deles) acabaram por fazer melhores escolhas alimentares ao longo do dia do que os participantes que optaram por manter a rotina de sono que tinham. Conta o site Medical News Today que o aumento das horas de sono todas as noites resultou num consumo de menos 10 gramas de açúcar por dia e a uma ingestão mais controlada de hidratos de carbono.

Comente agora

Acidentes domésticos lideram causas de morte de crianças de 1 a 9 anos

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/01 23:15h
Acidentes domésticos lideram causas de morte de crianças de 1 a 9 anos

Os acidentes domésticos são os principais causadores da morte de crianças de 1 a 9 anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Acidentes ou lesões não intencionais representam mais de cinco mil óbitos e deixam 110 mil hospitalizados por ano, porém ao menos 90% dos casos poderiam ser evitados. Entre os principais acidentes estão: afogamento, queda, sufocamento, queimaduras, choque elétrico, envenenamento por plantas e animais venenosos. (Metro1)

Comente agora

Férias pode ser o momento ideal para fortalecer a relação de pais e filhos

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 08/01 12:28h
Férias pode ser o momento ideal para fortalecer a relação de pais e filhos

As férias chegaram e este é o período ideal para estreitar o convívio familiar, pois, durante o ano, o trabalho dos pais, a escola e a correria diária acabam deixando pouco tempo para brincadeiras e para o lazer familiar. Segundo a neuropediatra Dra. Karina Weinmann, a convivência familiar é fundamental para o desenvolvimento infantil. “Sabemos que na prática nem sempre os pais estarão com energia e disposição para brincar com as crianças depois de um dia exaustivo no trabalho. Por isso, é preciso aproveitar esse recesso no final do ano e as férias escolares para estar mais disponível para a criança”, explica ela. A neuropediatra também alerta que nas férias os pais devem incentivar brincadeiras ao ar livre e reduzir ao máximo o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores. “Esse uso excessivo da tecnologia é muito prejudicial para crianças e adolescentes" adverte ela.

Comente agora

Dez truques para se sentir menos ansioso em 2018

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 08/01 08:55h
Dez truques para se sentir menos ansioso em 2018

Uma pessoa ansiosa é uma pessoa muitas vezes nervosa, mas é também uma pessoa receosa, uma pessoa que teme, que sofre por antecipação, que não consegue lidar com o que não controla. Uma pessoa ansiosa é muitas vezes caracterizada como estressada, mas é muito mais do que isso. A ansiedade é muito mais do que um nervoso, é uma patologia mental muitas vezes desvalorizada, mas que tem um verdadeiro impacto na saúde física e emocional das pessoas. Entender a ansiedade é a melhor forma de fazer frente ao estigma que ainda a assombra, mas, antes disso, é preciso que cada pessoa olhe para si e aprenda a combater este estado que pode condicionar seriamente a qualidade de vida. Embora cada pessoa tenha estratégias muito próprias de lidar com a ansiedade, é sabido que meditar ajuda a controlar a respiração, a baixar os batimentos cardíacos e a treinar a mente a controlar os pensamentos – que são muitas vezes os maiores inimigos das pessoas ansiosas.

Comente agora

Cesarianas podem estar afetando a evolução humana, diz estudo

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 05/01 07:28h
Cesarianas podem estar afetando a evolução humana, diz estudo

Um estudo publicado em 2016 sugere que o parto cirúrgico (cesariana ou cesárea) está influenciando na evolução humana, segundo informações do Instituto Smithsoniano divulgados pelo Jornal Ciência. As cesáreas ficaram populares a partir da Segunda Guerra Mundial e, embora tenham sido criadas como uma opção de emergência, se transformaram em opção para mulheres que temem as dores do parto normal. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Viena, no entanto, acredita que a popularidade do procedimento pode começar a alterar o curso da evolução humana. O estudo publicado na revista "Proceedings of the Natural Academy of Sciences" sugere que uma das razões mais comuns para as mulheres optarem por cesáreas é a pelve estreita. De acordo com os pesquisadores, o número de bebês que são “grandes” aumentou 20% desde que o método começou a ser utilizado.

Comente agora

Jovem famoso por testa tatuada se converte e é batizado

Comportamento  Postado por Marcus Augusto Macedo - 03/01 17:18h
Jovem famoso por testa tatuada se converte e é batizado

No ano passado, um jovem ficou conhecido no país inteiro após dois homens terem tatuado à força sua testa com os dizeres “sou ladrão e vacilão” (saiba mais, clique aqui). Ele era acusado de roubar uma bicicleta, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Os responsáveis pela tatuagem filmaram tudo e o vídeo viralizou. O caso gerou muita discussão sobre a punição desumana. Os dois homens acabaram presos por constrangimento ilegal, lesão corporal e ameaça (relembre). A família do rapaz de 17 anos chamado Juan revelou que ele era drogadito. A situação de Juan gerou comoção. Uma clínica de estética bancou a remoção da tatuagem. O jovem foi encaminhado para um centro de recuperação em junho de 2017. Desde então tenta viver sem drogas. Na virada do ano, ele foi batizado após ter aceitado Jesus no centro onde está internado, em Mariporã (SP). A Igreja Renascer faz um trabalho de evangelização no local. O vídeo do momento vem circulando na internet nos últimos dias.

Comente agora

Enquete: A sunga continua sendo a preferência no verão

Comportamento  Postado por Letícia Oliveira - 02/01 23:55h
Enquete: A sunga continua sendo a preferência no verão

Nesta última enquete o Voz da Bahia procurou saber “Neste verão qual o tipo de roupa nas praias ou clubes você acha mais atraente nos homens?”: Disparado a sunga continua sendo a peça escolhida para uso neste verão com 37,93%; enquanto na 2ª posição aparece o short que obteve 21,98% de preferência; acompanhado de 16,38% para uso das bermudas e 14,22% de tangas (sungas mais decotadas). Não souberam responder 9,48%.

Veja como ficou o quadro abaixo:

Comente agora

Após livros para colorir, escrita à mão vira hobby na era digital

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 01/01 11:44h
Após livros para colorir, escrita à mão vira hobby na era digital

Quando foi a última vez que você utilizou uma caneta ou um lápis? Em uma realidade em que usar aplicativos, redes sociais e e-mail é uma tarefa ordinária, escrever à mão está ganhando espaço de outra forma: como trabalho manual. Em cursos, canais na internet ou no mercado editorial, a escrita à mão se populariza com os nomes de caligrafia e lettering. O conceito principal é o mesmo, de desenhar letras. A diferença é que a caligrafia tem por base regras tipográficas, enquanto o lettering é feito no improviso e mistura as mais variadas técnicas (como combinar letra cursiva e de forma em uma mesma frase, por exemplo). Escritora em tempo integral, Tati Lopatiuk, de 33 anos, aderiu à caligrafia há pouco mais de um mês. O hobby surgiu quase como uma necessidade para melhorar a preparação do bullet journal - tipo de diário semanal.

Comente agora

Saiba quais são os primeiros e últimos lugares a celebrar 2018

Comportamento  Postado por Letícia Oliveira - 31/12 11:40h
Saiba quais são os primeiros e últimos lugares a celebrar 2018

Com um fuso de diferença de 16 horas a mais que Brasília, já é 2018 na pequena ilha de Kiritimati (ou Christmas Island), na República de Kiribati, o primeiro lugar povoado do planeta a celebrar a entrada no novo ano. Segundo informações da Época, na ilha situada no meio do Pacífico -a 3,2 mil quilômetros a leste da capital, Tarawa - cerca de seis mil habitantes já comemoraram a virada pertinho da Linha Internacional da Data (LID), linha imaginária traçada em 1884 para simbolizar a mudança de dia. A primeira metrópole a comemorar o novo ano foi Auckland, na Nova Zelândia, uma hora depois de Kiritimati - ou seja, 15 horas de fuso a mais que a capital do Brasil. Na cidade, moradores e turistas costumam celebrar a passagem de ano com show de fogos de artifício na Sky Tower.

Comente agora

Saiba a melhor época para agendar voos e hotéis para 2018

Comportamento  Postado por Letícia Oliveira - 31/12 10:25h
Saiba a melhor época para agendar voos e hotéis para 2018

Ao organizar uma viagem, escolher a época para embarcar é crucial: agendar no momento certo para garantir os melhores preços é o desejo de grande parte de viajantes do mundo todo. Por conta disso, o site de viagens Kayak analisou dados provenientes de milhões de pesquisas feitas na plataforma para descobrir o momento mais conveniente para reservar voos e hotéis para os destinos mais desejados de 2018.

Na Europa, economiza mais quem agenda com pouca antecedência

Boas notícias para quem ama organizar as viagens em cima da hora: ao reservar com pouca antecedência, é possível encontrar voos mais econômicos para destinos europeus. Se a compra é feita um ou dois meses antes da partida, é possível economizar até 56%. É o que acontece com quem vai para Edimburgo, por exemplo. Mas é possível fechar bons negócios até para Londres e Budapeste, onde, comprando a passagem um mês antes, paga-se, respectivamente, 49% e 46% a menos. Lisboa, por outro lado, é o único destino do Velho Continente que requer maior planejamento. São necessários oito meses de antecedência para reduzir os custos da viagem, em uma economia que pode ser de até 38%.

Longas distâncias: agendar com antecedência ajuda a economizar

Comente agora

Já fez sua lista para 2018? Especialistas dão dicas para cumprir as metas

Comportamento  Postado por Aline Souza - 29/12 21:09h
Já fez sua lista para 2018? Especialistas dão dicas para cumprir as metas

O ano está terminando e com ele sempre vem aquelas listas de metas para o próximo ano. A meta da Mariana Ferrão é aprender a surfar antes dos 40 anos. O sonho virou a série "Entre Nessa Onda". Mas como cumprir as metas e não desistir? O segredo está no nosso cérebro. O Bem Estar desta sexta-feira (29) convidou a endocrinologista Alessandra Rascoviski e o neurocientista Pedro Calabrez deram dicas. O neurocientista explicou porque a capacidade de antecipar aquilo que ainda vai acontecer é fundamental para cumprir as metas do ano novo. Mas nada de criar metas quase inatingíveis. Como na previsão do tempo, por exemplo, quando a gente pensa muito a longo prazo, tudo fica mais impreciso e a chance de a promessa continuar sendo só promessa aumenta. Por isso, é preciso pôr em prática, parar de protelar.

Comente agora

5 dicas para conseguir cumprir as promessas de Ano Novo

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 29/12 15:35h
5 dicas para conseguir cumprir as promessas de Ano Novo

A euforia das pessoas costuma emergir no fim do ano devido ao desejo de começar rapidamente um novo ciclo com as energias renovadas. Todavia, muitas promessas não são cumpridas e os tais anseios são novamente deixados para depois. Segundo a psicóloga Lizandra Arita, ter convicção daquilo que deseja é o primeiro passo para realizar o que foi prometido. “Temos que ter em mente um prazo em que cada tarefa leva para ser concluída. Desse modo, é necessário estabelecer metas. Além disso, é muito importante listar o que vai ser feito nesta ação. O resultado será diretamente proporcional às ações traçadas.”, reforçou a terapeuta. De acordo com Lizandra, nada é concluído de um dia para o outro. O exercício de colocar em prática conta com um preparo que ajudará a chegar a um resultado positivo com mais facilidade. “É recomendável escrever todos os desejos em um pedaço de papel e ler, durante 21 dias, na parte da manhã e da noite. Deste modo, o subconsciente começará trabalhar o sentido de criar um forte desejo para a concretização das ações.”, ressalta a psicoterapeuta.

Comente agora

Bizarro: Socialite Day McCarthy queima a Bíblia e dispara: “crentes lixo, queimem no inferno”

Comportamento  Postado por Wilyam Reis - 29/12 12:18h
Bizarro: Socialite Day McCarthy queima a Bíblia e dispara: “crentes lixo, queimem no inferno”

Pouco mais de um mês após ter ficado conhecida no Brasil por fazer ofensas racistas contra Titi, filha dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, Day McCarthy, arranjou outra maneira de chamar atenção. A brasileira, que vive no Canadá e afirma ser uma socialite, publicou um vídeo na internet onde queima a Bíblia e critica evangélicos, numa clara manifestação de intolerância religiosa. Ela inicia dizendo: “Um Salmo para os crentes que falaram que eu não sou filha de Deus, que eu sou uma pessoa do demônio. Vou ler um Salmo para vocês”. Após ler um trecho do Salmo 91, rasga uma folha da Bíblia e queima o livro. “Crente merda, crente lixo, queimem no inferno suas pestes, capeta”, encerra. McCarthy ainda improvisa uma dancinha e sorri. Aparentemente, seria uma resposta às críticas que recebeu por seu comportamento racista com Titi, menina africana, nascida no Malawi, que foi adotada pelos atores globais. Em outra ocasião, ela também afirmou que possuía um vídeo de Anitta usando drogas e ameaçou publicá-lo, mas foi desmentida pela cantora.

Comente agora

Descubra o significados das cores e acerte no look da virada

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 29/12 08:53h
Descubra o significados das cores e acerte no look da virada

Já é mais que tradicional as pessoas comemorarem com muita alegria, fé, amor e esperança a chegada de um novo ano. 2018 promete chegar com muita força e energia. O que você quer para 2018? Amor, prosperidade, saúde, sorte, trabalho, sucesso, alegria? O ritual mais certeiro da virada do ano é escolher bem a cor da roupa para atrair desejos. 

Entenda o significado de cada cor e acerte nos seus desejos de ano-novo

Azul: É uma cor calma e relaxante, irá atrair paz, esperança, tranquilidade e maturidade para quem usar.

Rosa: Cor que também acalma e relaxa, o rosa é ideal para atrair um amor calmo e recheado de romance. Ótima cor para atrair beleza, compaixão e felicidade.

Branco: É a cor mais usada na virada de ano. Representa novidades, paz, ternura, amor universal e tranquilidade. Use para atrair a cor universal da paz, fé, equilíbrio e amor tranquilo.

Vermelho: Cor muito lembrada e usada nos últimos anos na virada de ano. O vermelho irá atrair um amor forte, paixões, muito namoro e sexo. Também atrai sorte, riqueza e desafios positivos.

Amarelo:

Comente agora

Mais de 90% das crianças sofrem de estresse e a causa é o comportamento dos pais

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/12 21:48h
Mais de 90% das crianças sofrem de estresse e a causa é o comportamento dos pais

O dia a dia das famílias envolve várias questões e decições, condições que geralmente causam tensão nos adultos. De acordo com pesquisadores da Associação Americana de Psicologia, 91% das crianças e adolescentes entre 8 a 17 anos também sofrem com o estresse dos pais. Segundo os cientistas, os filhos são influenciados pelo comportamento dos pais. Assuntos que deveriam ser resolvidos apenas entre os pais, acabam resvalando nas crianças e a condição os prejudica, por serem mais vulneráveis na hora de receber e digerir problemas e outras situações conflituosas. De acordo com o site Vix, a maior preocupação dos especialistas são os hormônios produzidos qusando o corpo está sob uma situação de estresse, podendo atrapalhar o desenvolvimento das crianças e jovens.

Comente agora

Pesquisa revela que 42% das brasileiras relatam já ter sofrido assédio sexual

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/12 15:55h
 Pesquisa revela que 42% das brasileiras relatam já ter sofrido assédio sexual

Segundo estudo divulgado no sábado (23), pelo instituto Datafolha, ao menos 42% das mulheres relatam já ter sofrido assédio sexual. A pesquisa entrevistou 1427 mulheres no final de novembro para chegar a essas conclusões. De acordo com o Datafolha, o percentual de casos de assédio pode variar conforme a diadde e tende a crescer quanto menor for a faixa etária. Entre as mulheres de 60 anos ou mais, 24% relatam casos de assédio na vida; entre as de 45 e 59 anos, o percentual corresponde a 34% ; entre 35 e 44 anos, o percentual é de 45%. Nas mulheres de 25 a 34 anos, a taxa é de 50% e entre as de 16 e 24 anos, de 56%.  As entrevistadas contam que os assédios costumam acontecer principalmente em espaços públicos frequentados por elas.  

Comente agora

“Os Últimos Jedi” renova interesse pela religião jediismo

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/12 12:18h
“Os Últimos Jedi” renova interesse pela religião jediismo

“Star Wars: Os Últimos Jedi” estreou mundialmente esta semana, gerando um interesse renovado pela franquia mais bem-sucedida do cinema. Embora para a maioria dos espectadores, o oitavo capítulo da saga intergaláctica seja garantia de entretenimento, para alguns fãs radicais, é quase uma “revelação”. Já existem seguidores do jediismo, um grupo religioso que prega a influência da “força” na vida fora das telas. O que era apenas devoção pela série de filmes se manifesta como fé religiosa. O documentário “American Jedi”, dirigido pelo cineasta Laurent Malaquais, aborda o quanto esse movimento filosófico/religioso vem crescendo. A Igreja Jedi, ou Jediismo afirma possuir 500 mil membros em todo o mundo. Curiosamente, no último censo do Reino Unido, foi a sétima maior religião mencionada. Em 2001, nove mil moradores do Canadá afirmaram seguir a “Ordem de Jedi” como religião. No mesmo ano, 53 mil moradores da Nova Zelândia se identificaram assim. A República Tcheca contabiliza mais de 15 mil adeptos. Há inclusive brasileiros que dizem ser parte do movimento. O fundador desse movimento religioso no Reino Unido, Daniel Jones deu uma entrevista recentemente, onde questionou a fé dos cristãos em Jesus. Ele afirma como o Jediismo está buscando o reconhecimento do governo como religião. Segundo ele, o site do movimento tem recebido, em média, 30.000 visitas em seu site todos os dias desde que o novo filme foi lançado. Curiosamente, tanto nos filmes “Rogue One” (2016) quando em “Os Últimos Jedi” (2017), os jedis são tratados claramente como um movimento religioso, com direito a templos, Escrituras Sagradas e sacerdotes. Sem esquecer, claro, da onipresente “força” que mantém o equilíbrio no universo.

Comente agora

Jovens trancam matrículas na faculdade por pressão e ansiedade

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 18/12 08:28h
Jovens trancam matrículas na faculdade por pressão e ansiedade

Os jovens de hoje em dia estão tendo que aprender a lidar com a ansiedade e a sobrecarga da vida universitária. As cobranças do ensino superior angustiam os novos universitários e é preciso determinação para seguir a vida acadêmica. Em uma roda com nove estudantes, dois deles revelaram em entrevista ao UOL que pediram o trancamento do semestre por motivos psicológicos. "Eu estou com o meu laudo aqui na mão, vou até a secretaria daqui a pouco", contou um jovem que pediu anonimato. Segundo ele, estava difícil aguentar a carga por sofrer de ansiedade. Ele disse ainda que não conseguiria aproveitar os créditos das matérias que já havia cursado --o trancamento se referia ao semestre anterior. As disciplinas não entrariam em seu currículo, o que é uma possibilidade na UFABC (Universidade Federal do ABC). Os motivos para que a ansiedade se instale são comuns a maioria dos jovens. Em alguns casos chega à depressão.

Comente agora

Estudo mostra que homens não entendem consentimento sexual

Comportamento  Postado por Aline Souza - 17/12 11:48h
Estudo mostra que homens não entendem consentimento sexual

Uma pesquisa feita pela Universidade de Binghamton, em Nova York, e publicada no mês passado, apontou que existe chance de que os homens não saibam o significado e a importância do consentimento sexual entre parceiros. O estudo “Determinantes Situacionais da Percepção de Homens Universitários sobre Desejo e Consentimento de Mulheres para o Sexo” abordou 145 homens, héteros e universitários, em sua maioria, com 20 anos de idade. Richard E. Mattson, responsável pelo estudo, disse em entrevista para a americana “VICE” que, mesmo com um número pequeno de homens analisados, os resultados foram interessantes e que pretende aumentar  a quantidade de indivíduos considerados –92% dos jovens do estudo são brancos e 58% são protestantes. Em um ambiente digital, os participantes foram expostos a seis situações e cenários diferentes envolvendo uma mulher. Em cada cena hipotética, o homem recebia a informação de que a mulher era atraente e estava apta ao ato sexual.

Comente agora

Família aventureira que desbrava o país a bordo de uma Kombi chega a Salvador

Comportamento  Postado por Aline Souza - 16/12 10:38h
Família aventureira que desbrava o país a bordo de uma Kombi chega a Salvador

Algumas perguntas são indiferentes, outras mudam a vida das pessoas. Quando o casal carioca Thaísa e Felipe Barros, de 33 e 31 anos, respectivamente, foi questionado sobre o que era realmente importante para viver, sabia que era o momento de desconstruir padrões e comportamentos institucionalizados. Eles se livraram das 50 horas semanais de trabalho como educadores por um objetivo maior: levar o melhor de si para todas as regiões do Brasil e se envolver em um processo de aprendizagem junto com os filhos Iwo José, 1, e Imole Calisto, 3. Na estrada desde março, a família percorre o país com uma Kombi por meio do projeto Family On the Road, criado por eles e que se baseia em seis pilares: moda, arte, educação, música, esporte e maternidade. Até então, os aventureiros já circularam pela região Sudeste e, há 20 dias, chegaram a Salvador, depois de passar por Santo Antônio de Jesus. Eles ficarão na capital baiana até janeiro. A passagem deles desperta a atenção das pessoas. O automóvel conta com uma customização que expressa uma mensagem característica da família: gerar impacto positivo nas cidades que visitam. Mas nem tudo é diversão e aventura. “A ideia era passar pelas cidades e desenvolver essas áreas por meio de nossas potencialidades, mas descobrimos que o nosso plano é não ter plano”, diz Thaísa. Ela desenvolve ações como coach de maternidade, faz palestras, oficinas e rodas de reflexão que exaltam o feminino. Felipe, por sua vez, é triatleta e tem o objetivo de disputar os Jogos Paralímpicos de 2020, além de desenvolver projeto de treinamento físico e mental para esportistas com deficiência.

Comente agora

Mulheres mais velhas com homens mais novos: barreira que se rompe

Comportamento  Postado por Aline Souza - 15/12 18:29h
Mulheres mais velhas com homens mais novos: barreira que se rompe

Mulher bonita, bem-sucedida, admirada, três filhos adultos, separada há quase um ano ao término de um casamento de mais de duas décadas, posta nas redes sociais fotos e legendas românticas do fim de semana na praia com o novo namorado. Detalhe: ela, a apresentadora Fátima Bernardes, tem 55 anos; ele, o advogado pernambucano Túlio Gadelha, tem 30. A diferença de idade acabou sendo tão comentada — até mais, talvez — quanto a revelação de que a fila andou para Fátima. Mas o fato de a apresentadora, no imaginário nacional uma espécie de encarnação da mulher discreta e bem-comportada, vir a público mostrar que, sim, namora um rapaz mais novo é prova do esgarçamento do tabu que sempre envolveu esse tipo de relacionamento. “Ainda não podemos dizer que seja fácil. Mas, cada vez que um casal desses aparece, funciona como modelo para quem tem receio de assumir a relação”, diz a antropóloga Mirian Goldenberg, autora do livro Por que os Homens Preferem as Mulheres Mais Velhas?

Comente agora

Jornalista da Globo chama volta de Jesus de “maluquice”

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/12 19:23h
Jornalista da Globo chama volta de Jesus de “maluquice”

Na semana passada, durante sua participação no programa Em Pauta, da Globo News, jornalista Jorge Pontual falou sobre a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Conhecido por sua postura liberal, o correspondente da Globo em Nova York sempre foi um crítico do presidente Trump. Mas agora tem disparado contra os evangélicos que apoiam o republicano. Durante o programa, Pontual disse que à crença na volta de Jesus é “maluquice”. Foi a segunda vez que ele falou sobre o assunto ridicularizando-o. Em outras ocasiões ele já havia criticado os evangélicos, especialmente por apoiarem Trump em questões morais. “Há profecias de que Israel, recuperando Jerusalém, vai reconstruir o Templo de Salomão, e isso é… a condição necessária para a volta de Jesus Cristo e para o fim dos tempos. Ou seja, é uma visão apocalíptica! Eles estão caminhando para o Apocalipse, achando que eles – esses cristãos mais fundamentalistas – vão ser salvos, enquanto nós, que não somos assim, tão radicais, vamos ficar para trás. É uma maluquice né?”, afirmou Pontual. Em seguida, fez a correlação com questões políticas. “Mas é uma crença religiosa, é uma questão teológica, só que tá alimentando a política externa americana”. Pontual disse que a decisão é “completamente absurda, porque Trump entregou ‘de bandeja’ para os israelenses uma coisa que os Estados Unidos seguravam há 70 anos, que era o status final de Jerusalém, como uma arma de negociação para forçar os israelenses a ceder alguma coisa”. Insistiu também que “todo mundo nos Estados Unidos está muito preocupado com o que vai acontecer”. O vídeo se popularizou nas redes sociais, com muita gente afirmando que até a Globo estava falando sobre a volta de Cristo. Contudo, o tom do jornalista não foi profético, mas de deboche.

Assista:

Comente agora

Pesquisa diz que abraço de filho acalma, melhora coração e até imunidade dos pais

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 10/12 00:07h
Pesquisa diz que abraço de filho acalma, melhora coração e até imunidade dos pais

Algumas vezes parece que um abraço pode fazer tudo melhorar. Quando o gesto vem de uma criança, o poder é multiplicado por mil e segundo uma pesquisa americana, o abraço de uma criança pode trazer benefícios para a saúde dos pais. O estudo foi liberado por Julienne Holt Lunstand, pesquisadora da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos e de acordo com a pesquisa, um simples toque pode ajudar o corpo do ser humano a liberar ocitocina e endorfina. Os hormônios são responsáveis pela sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria, podendo até funcionar como analgésicos.  A liberação desses hormônios causada pelo abraço de um filho ainda pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas, ansiedade e estresse. De acordo com o site Vix, esse tipo de carinho pode ser capaz de barrar ou ao menos diminuir as mazelas do mundo. 

Comente agora

Quanto tempo dura uma relação sexual satisfatória? Descubra!

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 08/12 19:59h
Quanto tempo dura uma relação sexual satisfatória? Descubra!

O tempo no sexo é relativo e depende de quão excitado você esteja, de algumas disfunções, se tomou álcool ou não, do lugar, do momento, da pessoa. No entanto, alguns especialistas realizaram cálculos, cujos resultados são bastante surpreendentes. De acordo com uma vendedora de brinquedos para adultos da loja on-line Lovehoney, ao entrevistar 4,4 mil clientes, eles descobriram que o sexo para a maioria dos casais heterossexuais dura em média 19 minutos: 10 minutos de carinhos e 9 de sexo. Além disso, a enquete mostrou que 52% dos casais entrevistados estão satisfeitos com o tempo, mas 23% dos homens e 19% das mulheres disseram que o tempo gasto é insuficiente, apesar de passarem mais tempo na cama do que a média. Em 2016, o Dr. Brendan Zietsch, da Universidade de Queensland, entrevistou 500 casais heterossexuais depois de quatro semanas de sexo ativo, pedindo para que medissem o tempo da duração das relações amorosas.

Comente agora

Tarefa do lar é coisa de mulher, diz IBGE

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 07/12 22:03h
Tarefa do lar é coisa de mulher, diz IBGE

As mulheres se dedicam mais aos cuidados pessoais e no auxílio de atividades educacionais dos filhos. Já os homens costumam monitorar e realizar atividades como ler, jogar ou brincar com as crianças –mas, ainda assim, não tanto quanto as mulheres. A conclusão é do complemento inédito sobre trabalho não remunerado da Pnad Contínua, pesquisa do IBGE, com dados de 2016. De acordo com o levantamento, 26,9% da população de 14 anos ou mais no país cuida de um integrante do domicílio –filhos, enfermos, deficientes ou idosos. Mas, na divisão por gênero, a diferença é expressiva: mulheres (32,4%) atuam mais dos que os homens (21%). As mulheres também superam em muito os homens quando é avaliado o percentual dos que atuam no auxílio nos cuidados pessoais.

Comente agora

20% das crianças nascidas no país são filhas de meninas de 10 a 19 anos

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 07/12 07:33h
20% das crianças nascidas no país são filhas de meninas de 10 a 19 anos

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que uma em cada cinco crianças brasileiras são filhas de mães que engravidaram entre os 10 e os 19 anos. Além disso, 76% das adolescentes que engravidam abandonam a escola e 58% não estudam nem trabalham fora de casa. Os dados foram mostrados em reportagem do programa Profissão Repórter, da rede Globo, desta quarta-feira (6). A agente de saúde Lidiane Pereira Brito, da Ilha de Marajó (PA), revela um pouco de sua rotina com os casos de gravidez na adolescência. "Ultimamente, as jovens estão ficando grávidas muito crianças. A gente recebe criança de 12 anos. A gente conversa com as adolescentes, faz palestras, mas o índice é muito grande. E nessa faixa etária muitas se recusam a fazer o pré-natal porque têm vergonha", conta. No Acre, a Secretaria de Saúde implementou para conscientização nas escolas. O projeto conseguiu reduzir em 11% os casos de gravidez entre adolescentes nos centros de ensino do estado. A iniciativa também tenta conscientizar os homens. “O moralismo e o machismo entram forte. O menino é incentivado a ter várias parceiras e não a ser pai”, diz Antonio de Oliveira, criador do projeto. (BN)

Comente agora

Presença paterna na infância da filha cria mulher segura e independente no futuro

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 03/12 18:42h
Presença paterna na infância da filha cria mulher segura e independente no futuro

A relação entre pai e filha influencia na maneira como essa criança irá crescer. Mesmo que não haja um vínculo forte, o impacto, seja ele positivo ou negativo, poderá ser sentido até a fase adulta das meninas e a presença paterna forma partes essenciais da mulher adulta que irá se formar.  De acordo com a dra. Linda Nielsen, professora de psicologia da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte nos Estados Unidos, o relacionamento com os pais haverá consequências principalmente no que diz respeito às relações pessoais da mulher. "Se você tem um bom relacionamento com o seu pai, então você não está desesperada buscando aprovação masculina: você já a tem", contou a professora ao jornal The Telegraph. "Se você está acostumada a ser bem tratada por seu pai e você não tem que ser perfeita para que ele te ame, isso é o que você vai esperar de outros homens", continua. 

Comente agora

Estudo reforça que bater só piora o comportamento dos filhos

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 30/11 12:30h
Estudo reforça que bater só piora o comportamento dos filhos

Há muito tempo a ideia de não utilizar violência para bater nos filhos virou senso comum. Entretanto, não é raro ouvir que crianças precisam mesmo das tais palmadas para aprender a se comportar.  Uma nova pesquisa, feita na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, analisou dados de mais de 12 mil crianças em três momentos da infância. Na primeira etapa, que envolvia pequenos de 5 anos de idade, os pesquisadores perguntaram aos pais se já habiam batido nos filhos nas últimas semanas. em seguida, a equipe recolheu relatórios dos professores quando as crianças já estavam mais velhas, com 6 a 8 anos. 

Comente agora

9 alimentos que as crianças devem comer

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 28/11 19:01h
9 alimentos que as crianças devem comer

Quanto mais cedo se começa a desenvolver uma alimentação saudável e equilibrada, melhor. Numa época em que os alimentos processados, congelados e embalados fazem parte da alimentação desde cedo, é importante falar (e adicionar no cardápio) dos alimentos aliados da saúde. O site El Mundo compilou as mais recentes recomendações médicas e nutricionais para as crianças, que listamos aqui. Embora a alimentação infantil ideal dependa de criança para criança, e isso só um especialista pode fazer, existem alimentos que são indispensáveis. Entre eles está a água, indispensável em qualquer fase da infância, tal como os alimentos ricos em vitamina C, um dos micronutrientes que mais protegem o organismo e reforçam o sistema imunológico. A vitamina C é fundamental para a boa absorção do cálcio, algo que, na infância, é crucial. Incluem-se na lista laranja, kiwi, manga, morango, pimentão, etc.

Comente agora

Entenda as etapas de crescimento e desenvolvimento infantil

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 28/11 11:57h
Entenda as etapas de crescimento e desenvolvimento infantil

Cada nova conquista de um bebê ou criança é sempre uma comemoração dos pais. A primeira vez que a criança se vira sozinha e os primeiros passos sempre são esperados. Apesar de cada criança ter sua particularidade no desenvolvimento motor, ele acontece sempre de maneira constante e com padrões únicos. “Algumas vezes, os pais ficam em dúvida sobre a evolução de seus filhos e essa é uma preocupação relevante. É importante o acompanhamento de cada etapa do crescimento infantil”, pontua Ana Lúcia Langer, pediatra e presidente da Aliança Distrofia Brasil. Quando há diferenças ou atrasos muito grandes na evolução, principalmente a presença de fraquezas musculares, pode ser algum sinal de distrofias. A forma mais comum é a distrofia muscular de Duchenne (DMD), uma doença rara, que precisa de atenção pois a sua identificação de maneira precoce é fundamental.

Comente agora

Donos de cachorros vivem mais anos, diz estudo

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 24/11 21:03h
Donos de cachorros vivem mais anos, diz estudo

Os donos de cães vivem mais e melhor. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, e que analisou mais de 3,4 milhões de pessoas. De acordo com a pesquisa, recentemente publicada na revista Scientific Reports, os cães são benéficos para a saúde humana, especialmente se estas morarem sozinhas. Para o estudo, revela a revista Time, os cientistas suecos analisaram os registros de saúde de mais de três milhões de pessoas com idades entre os 40 e os 80 anos (nenhuma com histórico de doença cardiovascular) e compararam esses dados com o fato de terem ou não um cachorro ao longo de 12 anos. Assim que cruzaram todas as informações obtidas, os pesquisadores concluíram que os donos de cães apresentavam um menor risco de doenças cardiovasculares quando comparados aos que não tinham um cão na família. O risco de morrer por qualquer causa foi também menor, independentemente se se tratava de uma pessoa fumante ou com excesso de peso.

Comente agora

Cristãos veem o céu antes de morrer?

Comportamento  Postado por Marcus Augusto Macedo - 23/11 19:34h
Cristãos veem o céu antes de morrer?

Considerado o pastor mais influente da atualidade, aos 99 anos Billy Graham hoje em dia dá continuidade ao seu ministério escrevendo. Sua coluna, onde responde a perguntas de leitores é publicada por diversos jornais nos Estados Unidos e sites cristãos. Na mais recente, a pergunta de um leitor foi sobre visões do céu. “Meu tio disse que minha tia teve um vislumbre do céu pouco antes de morrer. Como ele pode ter certeza? Talvez ela teve apenas uma alucinação. Admito que sou um pouco cético, embora minha tia fosse uma pessoa muito espiritual, que lia a Bíblia todos os dias”, escreveu. A resposta de Billy Graham foi que Deus pode eventualmente dar esse privilégio a alguns de seus servos para nos lembrar que o céu é real e que Cristo nos aguarda em nosso lar celestial eterno. Ele citou como exemplo Estevão, o primeiro mártir cristão. “Enquanto as pedras jogadas por seus inimigos o atingiam, Estêvão ‘fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus’ (Atos 7:55)”, lembrou. Graham não acredita que esse tipo de coisa possa ser uma alucinação ou fruto de reações químicas no sistema nervoso. “Estou convencido que realmente são um vislumbre dado por Deus da eternidade”. “Somente Cristo é a nossa esperança, pois foi através de Sua morte na cruz que ele pagou o preço pelos nossos pecados. Foi pela sua ressurreição dentre os mortos que Ele venceu a morte, o inferno e satanás”, assegura. 

Comente agora

Com bolo de Pabllo Vittar, menino de 12 anos beija “namorado” em festa de aniversário

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/11 08:25h
Com bolo de Pabllo Vittar, menino de 12 anos beija “namorado” em festa de aniversário

Viralizou nas redes sociais do Brasil um vídeo que caracteriza bem como as crianças do país estão sendo erotizadas e estimuladas ao comportamento resultante da “ideologia de gênero”. O material, que tem cerca de um minuto mostra um menino no seu aniversário de 12 anos beijando seu “namorado” de 14. Cercado pela família, eles cantam ”parabéns a você” com uma letra modificada, recheada de citações sexuais. Chama atenção ainda que o tema da festa é a drag queen ‘Pabllo Vittar’. Além do bolo com a foto da “drag” – que ganhou projeção graças a uma música com a funkeira Anitta –  também há fotos de Vittar coladas na parede. O assunto gerou amplo debate nas redes, com a maioria das pessoas se mostrando contrárias. Em especial por que pelo Artigo 217-A do Código Penal, é crime “Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos”. O jornalista conservador Paulo Eduardo Martins, um dos primeiros a denunciar o vídeo, escreveu: “É bizarro o que os esquerdistas fizeram com as nossas crianças. Sexualizaram a infância e induziram aqueles que ainda não têm condições de discernimento a escolherem sobre caminhos aos quais ainda não estão preparados para seguir. Eu lamento pelos garotos do vídeo, lamento por outras crianças que se enquadram no exemplo desses garotos. Não lamento pelos adultos responsáveis por todo esse processo cultural, esses eu tenho o dever de combater”. Contatada pelo Gospel Prime a psicóloga cristã Marisa Lobo, comenta: “Para onde estamos levando nossas crianças? Muitos vão achar absurdo, outros podem achar lindo. Como psicóloga que milita pela proteção da infância, acho desesperador e perverso ver crianças tão erotizadas sendo usadas como bandeira LGBTTQI para fazer caminhar suas agendas. Sendo uma menina e um menino (hetero) ou, como nessa situação, dos meninos é extremamente preocupante”.

Comente agora

Conheça os principais problemas da vida sexual na meia-idade

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 22/11 08:52h
Conheça os principais problemas da vida sexual na meia-idade

No cinema e nas novelas, homens e mulheres de meia-idade parecem estar sempre prontos para o sexo. De fato, ninguém imagina um galã falhando na hora H nem uma protagonista confessando que está com baixa energia sexual. Mas então entram os comerciais e surge alguém dizendo que um número altíssimo de homens tem problemas de ereção ou ejaculação precoce. O que é verdade nisso tudo? De acordo com o médico urologista Arnaldo Cividanes, diretor técnico do Hospital SAHA, em São Paulo, embora o termo ‘disfunção sexual’ seja bastante amplo, ele atinge homens e mulheres de várias idades. “O maior problema é que muitos casais sofrem em silêncio justamente por vergonha de consultar um médico. Mas cerca de sete em cada dez casais precisarão passar por ajustes no aspecto sexual ao longo do relacionamento. A boa notícia é que há vários recursos disponíveis, hoje em dia, para melhorar a saúde sexual”.

Comente agora

Pessoas mais ativas no Facebook são materialistas, diz estudo

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 21/11 20:21h
Pessoas mais ativas no Facebook são materialistas, diz estudo

Um estudo publicado pela Heliyon indica que os usuários mais ativos no Facebook têm tendência para serem materialistas, um traço de personalidade que acaba por passar para a forma como lidam com as suas amizades na rede social. “Pessoas materialistas usam o Facebook mais frequentemente porque tendem a objetificar os seus amigos da rede social. O Facebook oferece a forma perfeitamente para comparações sociais, com milhões de perfis e informação sobre as pessoas. E é grátis – os materialistas adoram ferramentas que não custam dinheiro”, apontou o responsável pelo estudo, Phillip Ozimek. Segundo o EurekAlert!, o estudo foi realizado com um questionário feito a 242 usuários do Facebook, que pediu aos participantes para classificar determinadas afirmações de acordo com a sua atividade na rede. Ao examinar os resultados, os pesquisadores teorizaram que a ligação entre a atividade na rede social e o seu caráter materialista pode estar relacionado com o fato de pessoas deste tipo serem mais orientadas para comparação social.

Comente agora

6 erros muito comuns de quem faz jejum intermitente

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 20/11 07:30h
6 erros muito comuns de quem faz jejum intermitente

O jejum intermitente consiste em fazer todas as refeições num determinado período de tempo, permanecendo em jejum entre oito a 16 horas até à próxima refeição. Embora não seja indicado a qualquer pessoa, trata-se de uma das dietas mais faladas do momento e, quando o acompanhamento não é feito por um profissional e de forma adequada, esta dieta está sujeita a muitos erros. Um dos piores erros é a escolha dos horários, isto é, apesar de o período de jejum ser mais longo do que o de alimentação, não se deve jejuar durante o período de intensa atividade, pois isto pode comprometer o funcionamento do organismo. O ideal é aproveitar a noite para fazer o jejum. De acordo com o Deporte y Vida do jornal As, outro erro comum é querer passar de um plano alimentar em que se come a cada três horas para um jejum intermitente sem uma transição adequada, privando o organismo de energia. O processo de mudança não pode ser imediato, deve ser o mais gradual possível.

Comente agora

19 hábitos que detonam o cérebro

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 19/11 08:10h
19 hábitos que detonam o cérebro

Quando pensamos no impacto que os maus hábitos têm na saúde, pensamos quase sempre no ganho de peso e até mesmo no aparecimento de patologias associadas ao estilo de vida, como a obesidade e a diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer. É o caso da ingestão diária de refrigerantes, um hábito que para muitos está apenas associado ao excesso de peso, mas que, na verdade, pode levar a um declínio cognitivo acelerado, distúrbios neurológicos e perdas de memória. Mas se os refrigerantes, por si só, são ruins, as versões light são ainda piores, pois podem ter um efeito ainda mais negativo por conta dos açúcares artificiais adicionados. O atum em lata, quando consumido em excesso, pode aumentar consideravelmente os níveis de mercúrio no corpo, conhecido por atuar negativamente na saúde mental, tal com acontece com o sal refinado, um outro ingrediente associado ao ganho de peso, mas que tambémé prejudicial à saúde, levando a casos de perda de memória e dificuldade em realizar tarefas mentais comuns. Conta o site Eat This, Not That! que o açúcar é outro inimigo do cérebro, especialmente quando consumido diariamente e nos mais variados tipos de alimentos. Sim, o suco de laranja no café-da-manhã (especialmente de pacote) também conta.

Comente agora

Sacerdote católico pede que cristãos abandonem o “Natal”

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/11 00:57h
Sacerdote católico pede que cristãos abandonem o “Natal”

“Perdemos o Natal como já tínhamos perdido a Páscoa e devemos abandonar essa palavra”, declarou Desmond O’Donnell, sacerdote católico do condado de Fermanagh, Irlanda do Norte. Ele, que também é psicólogo e escritor, disse ainda que “Temos que admitir que ele [o termo Natal], já foi tomado de nós e só temos que reconhecer e aceitar esse fato”. Segundo ele, “Eu só consigo ver um resgate da realidade do Natal para os cristãos se abandarmos ‘Natal’ e o substituirmos por outro nome. A realidade é que ‘Natal’ não significa mais ‘nascimento’”. O padre O’Donnell argumentou que sua própria “experiência religiosa” com o “Natal verdadeiro” é “muito profunda e real, como o ar que eu respiro”. Ao mesmo tempo, defende que as pessoas não religiosas “merecem e precisam de sua celebração. Essa é uma dinâmica humana essencial e todos precisamos disso na dureza da vida”. O sacerdote faz um prognóstico sombrio. Avisa que, se os cristãos não abandonarem a palavra “Natal”, isso significaria que “a secularização e a vida moderna continuarão guiando a Igreja”, que por sua vez “começaria a desmoronar institucionalmente”.

Comente agora

Padre Reginaldo Manzotti diz que universidades são “fábricas de ateus”

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 00:58h
Padre Reginaldo Manzotti diz que universidades são “fábricas de ateus”

O padre Reginaldo Manzotti gerou polêmica ao dar uma entrevista na Paraíba. Falando no programa Frente a Frente, na TV Arapuan, na noite de segunda-feira (13), ele avaliou os posicionamentos políticos da igreja católica. “A igreja teve um papel muito grande na própria formação do PT. Hoje o criador não reconhece a criatura, mas, talvez fruto disso, a CNBB tem pedido e eu tenho também incentivado, que tem que haver uma reforma política completa, estrutural. Não é maquiar a política… Gente, faz anos que a discussão em Brasília não é tentar governar para o povo, é tentar lutar para manter a pessoa na cadeira. Isso não é política”, reclamou. Para ele, “a igreja está se pronunciando, sim”. Falando como cidadão, mandou um aviso: “Aqueles que foram citados roubando jamais terão meu voto. Se já tiveram, me arrependo, e nunca mais votarei. Esqueça-os. É um momento de renovação e a melhor renovação acontece nas urnas. É isso que nós acreditamos”. Avaliando a ideologia de gênero, o sacerdote admitiu que a igreja católica está ficando incomodada com a pressão exercida pelos movimentos sociais. “Uma coisa é você acolher a pessoa que tem uma orientação homoafetiva. Outra coisa é você aceitar união do estado civil, outra coisa é você equiparar essa união a união de homem e mulher. Gente, tudo bem, as pessoas estão com a filosofia bastante complicada. Hoje, o maior problema nosso é a educação. Mas não dá para você equiparar, e dizer que é a mesma coisa em grau, gênero e espécie”, apontou. Manzotti também ironizou quem defende um “terceiro sexo”. 

Comente agora

5 formas de ser mais produtivo logo de manhã

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 14/11 10:09h
5 formas de ser mais produtivo logo de manhã

A produtividade constrói-se aos poucos, com pequenos gestos diários e com pequenas mudanças que, no final de todas as contas, fazem uma tremenda diferença. Mas, para que essas mudanças aconteçam, é preciso força de vontade e capacidade de mudar de imediato. Se está no meio do dia de trabalho e ainda não fez metade das tarefas que lhe foram destinadas, então o melhor é mudar logo de noite: Vá mais cedo para a cama e coloque o despertador para uma hora antes do habitual. Além de ganhar mais tempo com 'energia fresca', a probabilidade de ter pensamentos negativos é menor do que o das pessoas que deitam tarde, lê-se no site da revista Time, que destaca, claro, a importância e os efeitos benéficos da qualidade de sono. Como vai acordar um pouco mais cedo amanhã, deve ainda aproveitar estes minutos extras para meditar, e quanto mais cedo o fizer, maiores serão os benefícios para a saúde física e para a capacidade de concentração, fundamentais para a produtividade. A prática de exercício físico também deve fazer parte desta nova rotina de produtividade matinal, não só por ajudar a combater os pensamentos depressivos, mas também por ser uma fonte de energia física e mental.

Comente agora

“O evangélico conservador está cada vez mais barulhento”, reclama Estadão

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/11 18:33h
“O evangélico conservador está cada vez mais barulhento”, reclama Estadão

Nas últimas semanas, boa parte da mídia brasileira vem fazendo uma campanha velada contra o que classifica de “extrema direita”. Todo grupo político ou religioso que se opõe às pautas globalistas e que contrariam o “politicamente correto”, vem recebendo o mesmo rótulo. Foi no Estadão que a jornalista Eliane Cantanhêde, que também é comentarista da GloboNews, em sua coluna do dia 12 defendeu Judith Butler e reclamou do que chama de “contra-ataque do conservadorismo”. Nesta segunda-feira, o jornal apresentou uma longa entrevista com o sociólogo e professor da USP Ricardo Mariano. O tema era a preocupação da publicação com “o radicalismo no discurso conservador das igrejas evangélicas”. Mariano reclamou que “o discurso moralista está ocupando a mente da população e entrando na pauta dos debates de maneira decisiva na próxima eleição presidencial”. Para a publicação isso é ruim, pois “o evangélico conservador está cada vez mais barulhento”. Na semana passada, ocorreu o encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), onde 1200 cientistas sociais discutiram exaustivamente sobre os impasses atuais da democracia brasileira. Obviamente, a religião foi um dos assuntos em pauta. Mariano, atual secretário geral da Anpocs, apresentou um estudo sobre a expansão e o ativismo político dos grupos evangélicos conservadores no país. Nele, se queixa que, via de regra, os evangélicos se opõe a todo tipo de aborto e ao casamento gay.

Comente agora

Dormir pouco faz tão mal quanto beber, aponta estudo

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 13/11 18:29h
Dormir pouco faz tão mal quanto beber, aponta estudo

A qualidade e o tempo de sono é um dos maiores indicadores da saúde humana. Apesar do crescente alerta para a importância das noites bem dormidas, o sono ainda é desvalorizado. E qual a consequência disso? Menos saúde - muito menos saúde, para falar a verdade. É o que diz um novo estudo, publicado na revista Nature Medicine e realizada pela Universidade de Tel Aviv, que concluiu que dormir pouco tem consequências bem mais nocivas do que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. "Descobrimos que a falta de sono reduz a capacidade dos neurônios funcionarem, causando lapsos cognitivos", explica Itzhak Fried, um dos mentores do estudo que alertou ainda para o fato de a falta de sono (ou de uma rotina eficaz) comprometer a "forma como percebemos e reagimos" a tudo o que acontece à nossa volta.revelou em entrevista ao site Medical News Today. 

Comente agora

Papa critica uso de celular entre fiéis e religiosos durante as missas

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 08/11 08:55h
Papa critica uso de celular entre fiéis e religiosos durante as missas

O papa Francisco disse nesta quarta-feira (8) que fica triste quando vê fiéis e até padres e bispos usarem o celular para fazer fotos durante a missa. A informação é da Agência EFE. Na audiência geral, na Praça São Pedro, o pontífice falou sobre diversos temas e anunciou um novo ciclo de catequeses, depois da conclusão da série sobre a esperança na semana passada. Enquanto falava da importância de determinados aspectos na Igreja, ele usou uma metáfora para questionar o uso excessivo de aparelhos nas celebrações. "Por que, a um certo ponto, o sacerdote diz 'corações ao alto?' Ele não diz 'celulares ao alto para tirar foto!' Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares para cima. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor. Lembrem-se: chega de celulares", declarou. O papa começou hoje um novo ciclo de catequese dedicado à celebração eucarística e convidou o público a "crescer no conhecimento do grande dom que Deus doou na eucaristia". (Uol)

Comente agora

Saiba os efeitos da gravidez na visão

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 07/11 09:48h
Saiba os efeitos da gravidez na visão

A mulher brasileira não associa problemas de visão à gravidez mostra uma pesquisa online feita com 745 mulheres de 25 60 anos pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier. O levantamento mostra que só 10% sabem que o aumento da produção de hormônios pode alterar a visão. O especialista afirma que um dos efeitos desse aumento é a maior retenção de água retenção de água e inchaço generalizado, inclusive nas lentes do olho, córnea e cristalino, que respondem pela refração. Resultado: o grau dos óculos se torna instável. Isso explica porque a cirurgia refrativa para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo é contraindicada durante a gestação. A boa notícia é que a maioria das mulheres volta a precisar de lentes iguais às que usava antes de engravidar para enxergar bem.. Por isso, o médico afirma que a troca de óculos ou lente de contato não é recomendada para gestantes.

Comente agora

Alimentação influencia diretamente no cérebro, para melhor ou pior

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 06/11 08:43h
Alimentação influencia diretamente no cérebro, para melhor ou pior

A saúde (física, mental e emocional) depende diretamente do que se come diariamente. Por ter um efeito tanto para o bem e para o mal no organismo, a busca por uma alimentação saudável é imprescindível na busca por uma melhor qualidade de vida. Para melhorar a saúde mental, o segredo so sucesso está na escolha certa dos alimentos, escolha que deverá fazer parte de um plano alimentar saudável e variado. Embora a alimentação deve ser personalizada de acordo com as necessidades individuais, existem alimentos que têm impacto positivo e negativo na saúde mental. Comecemos pelos amigos do cérebro. Como lista o site Eat This, Not That!, entre os principais aliados do cérebro está o chá de camomila, uma bebida com poder relaxante e que melhora a qualidade do sono, fator fundamental para ter um cérebro forte e saudável. Ainda com poder relaxante, é essencial apostar em alimentos ricos em magnésio, como o feijão preto, pois também promove a saciedade e exerce um poder benéfico na corrente sanguínea.

Comente agora

Papa considera permitir padres casados para resolver problema na Amazônia

Comportamento  Postado por Críssia Guedes - 04/11 09:03h
Papa considera permitir padres casados para resolver problema na Amazônia

(Foto: Redação BNews)

Um tema tabu para a Igreja Católica pode ser discutido no síndico em 2019. O jornal "Il Messaggero" afirmou que o papa Francisco permitiu que seja aberta a discussão sobre a possível suspensão parcial do celibato para os padres para encontrar uma solução para a falta de padres na região amazônica. Segundo O Globo, a proposta teria vindo do cardeal brasileiro Claudio Hummes. A imprensa italiana afirmou que os bispos de toda a região amazônica foram convocados para encontrar uma nova estrada para a evangelização. De acordo com o projeto defendido pelo presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia,  os homens fiéis casados seriam nomeados a cargos de administração espiritual das suas comunidades. Nos últimos dias, Dom Erwin Krautler, secretário da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falou sobre a urgência de lidar com a questão amazônica. Apesar de reconhecer que esse assunto pode ser discutido, Krautler ressalta que não é o ponto principal do sínodo. Em março, o Papa Francisco já havia levantado publicamente a discussão sobre a possibilidade de mudar a disciplina do celibato eclesiástico. (BNews)
 

Comente agora

Pessoas se incomodam mais com o sofrimento de cães do que com outros seres humanos

Comportamento  Postado por Redação Voz da Bahia - 03/11 19:59h
Pessoas se incomodam mais com o sofrimento de cães do que com outros seres humanos

O que parecia óbvio agora tem comprovação científica. Um estudopublicado na revista Society & Animals mostra que “Há mais empatia das pessoas com cachorros – filhotes ou adultos –  do que com seres humanos adultos”. Os pesquisadores norte-americanos Jack Levin, Arnold Arluke e Leslie Irvine da Northeastern University, em Boston, conduziram o experimento. Eles mostraram recortes de jornal falsos, que apresentavam relatórios policiais sobre um ataque violento que deixou vítimas.  As circunstâncias eram idênticas, mudando apenas a vítima, alternando casos com um ser humano (criança e adulto) e um cachorro (filhote e adulto). Depois era feita uma rápida entrevista. Cada entrevistado deveria indicar o grau de empatia que sentia por um adulto ou criança brutalmente espancada e também por um filhote ou cachorro adulto. Os resultados mostram que, quando se tratava de um cachorro os participantes demonstravam angústia. O mesmo ocorria quando se tratava de uma criança. Contudo, a reação emocional era bem menor quando era um humano adulto passando por um momento de aflição. Segundos os pesquisadores: “Os entrevistados não viam os cães como animais, mas sim como ‘bebês peludos’, ou membros da família”. Levantamentos recentes dão conta que uma família americana chega a gastar, em média, um por cento de toda a sua renda para o cuidado dos animais domésticos.

Comente agora

Estudar ou relaxar? Saiba o que fazer às vésperas do Enem

Comportamento  Postado por Willyam Reis - 03/11 16:00h
Estudar ou relaxar? Saiba o que fazer às vésperas do Enem

Pelo menos seis milhões de estudantes fazem, nos dias 5 e 12 de novembro, uma maratona de provas que pode garantir a aprovação em uma universidade em todo o país. A dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é normal que os nervos fiquem à flor da pele. Por não haver mais tempo para aprender novos conteúdos, é hora de desacelerar, segundo professores. Mas é necessário que os candidatos estejam preparados. Principalmente para uma das provas mais temerosas: redação. Além dos estudos, os feras precisam estar atentos a uma alimentação balanceada. Por causa da ansiedade, o aluno pode ter uma tendência a comer a mais ou a menos, o que pode prejudicar o desempenho na "hora H". De acordo com a professora Fernanda Pessoa, a redação ainda é motivo de tensão pra os feras, porque muitos jovens não conseguem controlar a questão emocional na hora da prova. Em 2016, só 77 participantes do exame conseguiram alcançar nota mil na redação, segundo o Ministério da Educação (MEC). O número é menor do que o registrado no ano anterior, quando 104 candidatos conseguiram nota máxima.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com