Voz


PodCast



Enquete





Blog

Curiosidades

Gatos gostam mais de humanos do que de comida, revela estudo

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 28/03 18:27h
Gatos gostam mais de humanos do que de comida, revela estudo

Gatos gostam mesmo de seus donos – e preferem os companheiros humanos a comida ou brinquedos. A conclusão, de um estudo publicado recentemente no periódico Behavioral Processes, traz indícios científicos para a intuição humana de que, em geral, os gatos podem ter relações fortes com seus donos (e não apenas com a casa ou alimentos). “Apesar de existir uma clara variabilidade individual na preferência dos gatos, a interação social com os humanos é a categoria de estímulo preferida para a maioria dos gatos, seguida pela comida”, afirmam os autores no estudo. Para chegar a esse resultado, pesquisadores dos departamentos de psicologia e de ciências animais da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, examinaram a reação de cinquenta desses animais a quatro tipos de estímulo: comida, brinquedos, aromas (um pano com um cheiro que o animal gosta) e humanos (uma pessoa sentada). Os animais foram isolados por algumas horas de qualquer estímulo e, em seguida, colocados em uma sala em que precisavam escolher uma das quatro opções. Os gatos preferiam o humano em metade dos casos, enquanto a comida foi escolhida por 37% dos animais, segundo o estudo. “Ainda é uma crença comum que os gatos não são especialmente sociáveis ou treináveis. Isso pode ser devido, em parte, a uma falta de conhecimento dos estímulos que os gatos preferem e, portanto, têm mais motivação para buscar”, afirmam os cientistas no estudo.

Comente agora

6 reais motivos para usar vinagre de maçã no seu próximo banho

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 28/03 17:47h
6 reais motivos para usar vinagre de maçã no seu próximo banho

Muita gente adora usar o vinagre de maçã para temperar a salada, mas saiba que esse ingrediente pode sair do seu prato e ir parar no chuveiro! Cada vez mais, o vinagre de maçã está sendo reconhecido pelos benefícios que proporciona à saúde e à beleza devido às suas propriedades terapêuticas e estéticas. Além de poder ser utilizado como um poderoso remédio contra a sinusite, controlar a pressão arterial e melhorar a digestão, o vinagre de maçã também pode ser empregado durante o banho. O uso do vinagre embaixo do chuveiro vai fazer você se sentir ainda mais bonita, pois seus cabelos estarão macios e a sua pele ficará super-hidratada. Confira os benefícios desse tempero que foi “promovido”:

1. Combate aos fungos

O vinagre de maçã ajuda a combater alguns problemas de pele porque é capaz de destruir micro-organismos que sobrevivem ao sabonete. Esse é o caso de alguns fungos causadores de micose de pele e unhas. Aplique um pouco de vinagre na esponja e esfregue bem, enxaguando com água abundante em seguida.

2. Alívio de queimaduras solares

Comente agora

'Ditadura da magreza enlouquece as pessoas', diz Cristiana Oliveira

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 28/03 15:09h
'Ditadura da magreza enlouquece as pessoas', diz Cristiana Oliveira

A transformação dos hábitos vai além do reconhecimento da necessidade de mudanças e passa por organização pessoal, redução do nível de exigência com os resultados e um ambiente que permita escolhas mais saudáveis. Essa foi a conclusão dos participantes de debate sobre mudança de hábitos, nesta terça (28), no segundo dia do 4° Fórum Saúde no Brasil. "Mesmo encarando a possibilidade de morte, apenas 15% das pessoas conseguem mudar seus hábitos", afirmou Marie Bendelac Ururahy, sócia-diretora da Be Coaching Brasil, empresa especializada em mudança de comportamento. Segundo ela, a educação, a informação e o bem-estar que é experimentado com a adoção de hábitos mais saudáveis são motivadores importantes nesse processo."Se não tenho um estilo de vida naturalmente ativo, preciso me organizar e colocar um tempo para atividades físicas na minha agenda", disse. Para a atriz Cristiana Oliveira, a descoberta da sensação de prazer com uma alimentação mais equilibrada e a prática de exercícios físicos é o melhor caminho."Me assusta a grande quantidade de pessoas querendo milagres com cápsulas e dietas. A ditadura da magreza enlouquece as pessoas", disse.

ULTRAPROCESSADOS

Comente agora

Angélica usa ovo quente para curar terçol: Crendice ou funciona?

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 28/03 13:00h
Angélica usa ovo quente para curar terçol: Crendice ou funciona?

Angélica revelou um de seus truques caseiros para curar um terçol (inflamação das glândulas das pálpebras, uma espinha que nasce na região ocular) que apareceu em seu olho na manhã desta segunda-feira (27). A apresentadora postou nas redes sociais a dica natureba: "Ovo quente nele". Consultada pelo UOL, a oftalmologista do Hospital das Clínicas Lisia Aoki afirma que o segredo não está no ovo, mas sim na temperatura. “Se ela fizesse compressa com qualquer material quente, teria o mesmo resultado, pois não é o ovo que ajuda a diminuir a inflamação do terçol, mas sim a compressa”, explica a especialista, que não recomenda colocar alimentos próximos à região. A especialista afirma ainda que o terçol costuma durar entre dois dias e uma semana, no máximo. “Quando a pessoa faz as compressas e as massagens, o desconforto desaparece mais rápido, pois esses tratamentos favorecem a drenagem e resolvem mais rápido o processo inflamatório”, diz.

Comente agora

Nove livros que ajudam a superar traumas e problemas de saúde

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 27/03 14:37h
Nove livros que ajudam a superar traumas e problemas de saúde

Ter um bom livro por perto pode afastar a ansiedade, a depressão e muitas outras condições que abalam o bem-estar físico e emocional, segundo as escritoras britânicas Ella Berthoud e Susan Elderkin. A dupla acaba de publicar no Brasil a obra Farmácia Literária (Verus), que reúne dicas de leitura para aproximadamente 200 males e traumas. Confira nove deles:

Beber demais

Leia: O Iluminado, Stephen King

O cronista e alcoólatra Jack Torrance vai trabalhar como zelador no Overlook Hotel, que fica fechado durante o inverno. Torrance leva junto a esposa e o filho de 5 anos, que perderam totalmente a confiança nele após um acesso de fúria motivado pela embriaguez. O ambiente inóspito é perfeito para o surgimento de fantasmas do passado – no sentido literal e figurado. Acompanhar a transformação de Jack fará você pensar duas vezes antes de abusar dos drinques.

Ser baixinho

Comente agora

Som alto nas academias pode colocar a audição em risco

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 27/03 13:28h
Som alto nas academias pode colocar a audição em risco

Pessoas que frequentam academias em busca de saúde e beleza não se dão conta mas, na busca por um corpo perfeito, correm o risco de ter a audição comprometida. O costume de muitas academias de colocar música alta como estímulo para a malhação é aceito pela maioria dos frequentadores. A prática é comum nas aulas de spinning, zumba, localizada e jump porque, segundo os instrutores, assim as atividades ficam mais animadas e excitantes. Mas é preciso tomar cuidado com o volume do som. De acordo com pesquisa realizada na George Mason University, da Virgínia (EUA), a intensidade sonora durante essas aulas pode atingir 110 decibéis, um nível extremamente perigoso para a saúde auditiva de alunos e professores, que podem, já no curto prazo, sentir zumbido nos ouvidos e, ao longo dos anos, ter uma perda auditiva cada vez mais severa, se continuarem a frequentar ambientes ruidosos. “Quanto mais uma pessoa frequentar locais barulhentos, maiores são os riscos à sua audição. Além disso, na medida em que o volume passa dos 100 decibéis, aumenta o risco de lesões na cóclea (órgão dentro da orelha responsável pela audição).

Comente agora

Pinto nasce com quatro patas no Acre

Curiosidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/03 11:51h
Pinto nasce com quatro patas no Acre

Um pinto com quatro patas nasceu em uma ninhada de galinhas num criatório de aves no município de Mâncio Lima, interior do Acre, no último dia 14. A ave está com dez dias de nascida e, apesar da anomalia, tem bom estado de saúde e, apesar da anomalia, tem bom estado de saúde e se locomove sem problemas. O pinto recebeu o nome de "Quatro Patas" e não foi vendido com os demais que nasceram na ninhada porque o dono do criatório quer torná-lo mascote. O pinto foi incubado em uma chocadeira, com 90 ovos, os quais 76 nasceram pintos normais e esse com anomalia. Segundo o proprietário do criatório, Dienes Lima, não é comum que uma ave com anomalia sobreviva por muito tempo e o pinto não apresentou nenhuma doença. O animal já está trocando a penugem que nasceu por penas. "Ele está se alimentando bem, anda até mais rápido que os demais e está saudável. Vendemos todos os pintos que nasceram junto com ele, mas esse resolvi cuidar, pois as pessoas não gostam de comprar aves com anomalias", disse Lima, que trabalha com a criação de galinhas há cinco anos. 

Comente agora

Esses são os itens que todo novo tutor de cão precisa ter

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 24/03 17:37h
Esses são os itens que todo novo tutor de cão precisa ter

Os cachorros são ótimas companhias e grandes amigos. Porém, nem tudo são flores. Para manter um cãozinho saudável e feliz é preciso oferecer o mínimo para que ele se vire bem dentro e fora da sua casa. Portanto, antes de ter um bichinho você precisa ficar atento (a) à recomendação de especialistas em saúde e comportamento animal. Com a ajuda do site ‘BarkPost’, listamos algumas dicas dos itens que você precisa oferecer para o seu novo animalzinho de estimação.

Dica 1: Escolha vasilhas

Inicialmente é com as necessidades básicas que você precisa se preocupar. Onde seu bichinho vai comer? É fundamental que ele tenha vasilhas exclusivas e que elas sejam acessíveis, seguras e duráveis para colocar comida e bebidas. Se seu cachorro é de uma raça de maior porte, atente para o tamanho e peso do recipiente, pois ele precisa ser estável e pesado para que o seu bichinho não afaste o mesmo com a sua força.

Dica 2: Pesquise por comida

Comente agora

5 alimentos que não podem faltar no cardápio feminino

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 24/03 15:05h
5 alimentos que não podem faltar no cardápio feminino

Além de viver, em média, de 6 a 8 anos a mais do que os homens, de acordo com o IBGE, as mulheres possuem características biológicas próprias, que exigem cuidados nutricionais específicos. “Questões como alterações hormonais, retenção de líquido, perda de sangue pela menstruação, por exemplo, requerem atenção especial, assim como os períodos de gestação e amamentação”, afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis. Com o intuito de auxiliar o público feminino a ficar em dia com a saúde, a consultora da Superbom listou alimentos que não podem ficar de fora da dieta das mulheres. “Vale sempre lembrar que a alimentação equilibrada deve ser acompanhada pela a prática regular de exercícios físicos e pela ingestão adequada de água”, pondera. Confira:

Soja: Segundo a especialista, a soja atua no alívio dos sintomas da menopausa, reduz o risco de doenças cardiovasculares e osteoporose, além de diminuir o risco de câncer de mama. “Também é uma fonte de proteína mais saudável e completa quando comparada a carne de origem animal e pode ser consumida de diversas formas, como em saladas, pates, pães, refogados, assados, etc”.

Comente agora

Personalidade dos irmãos é definida pela ordem que nascem

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 23/03 16:57h
Personalidade dos irmãos é definida pela ordem que nascem

Irmãos mais velhos são mais autoritários, caçulas são mais mimados e os do meio.. bem, os do meio tem aquele jeitinho peculiar. Mas, será que isso é apenas crença popular ou tem algum fundo de verdade? Para os psicólogos, sim. Kevin Leman, um psicólogo americano, pesquisa desde 1967 sobre os efeitos da ordem do nascimento na personalidade dos irmãos. Suas descobertas foram publicadas no livro "Mais Velho, Do Meio Ou Caçula: a Ordem Do Nascimento Revela Quem Você É", no qual ele afirma que ser mais velho, do meio ou caçula possui grande impacto em quem você se torna, muito por causa da sua interação com os demais irmãos e pela forma como seus pais lhe tratam. Na obra, o especialista afirma que os filhos mais velhos são como cobaias, pois os pais ainda são inexperientes e as coisas funcionam na base do "tentativa e erro". Eles recebem a atenção total, cuidados extras e mais rigor, o que faz com que o filho mais velho seja perfeccionista.

Comente agora

5 fases que antecedem o fim da relação

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 22/03 15:56h
5 fases que antecedem o fim da relação

Há casais cujo fim da relação surge de uma forma natural para ambos. O amor não é mais o sentimento principal, as rotinas não se encaixam, muito menos os desejos e vontades. O final da relação surge sem que existam consequências negativas em torno disso.Mas há casais cuja relação chega ao fim de forma inesperada, no qual ambos ou um dos apaixonados é apanhado desprevenido. Para evitar que isso aconteça, é bom prestar atenção nos sinais que são dados ao longo da relação e que indicam que algo não está bem. Esses sinais vão aparecendo na forma de falar, pensar e agir, mas dependem muito da fase em que o final da relação está. De acordo com um estudo da Universidade de Tennessee, citado pelo Independent, as relações passam, normalmente, por cinco estágios antes de terminarem. São eles a pré-contemplação, a contemplação, a preparação, a ação e a manutenção. Mas vamos por partes. A fase da pré-contemplação é a primeira fase de qualquer relação.

Comente agora

Mistura de alimentos pode levar o cão à morte

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 21/03 15:27h
Mistura de alimentos pode levar o cão à morte

“Meu cachorro parece estar enjoado de comer só ração, acho que vou misturá-la com um pouco de frango…” Você já pensou nisto ou ouviu alguém falando sobre como o animal de estimação parece estar cansado de comer somente ração? A intenção de misturar alimentos para oferecer ao cão pode ser a das melhores possíveis, no entanto, as consequências podem ser drásticas e até levar o seu animalzinho de estimação à morte.

Por que não misturar alimentos?

Primeiramente é necessário fazer uma distinção muito importante: uma coisa é oferecer ração como base da alimentação e, ocasionalmente, dar um pedaço de carne ou de legume para o cão; outra coisa é oferecer, indiscriminadamente, ração misturada a diversos alimentos.Por exemplo, não há mal nenhum se você oferece até 10% do total diário da dieta do seu pet na forma de petiscos saudáveis, como carnes, frutas, legumes, vísceras, peixes e cereais.

Comente agora

Descobertas arqueológicas lançam luz sobre vida na época de Jesus

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 20/03 19:29h
Descobertas arqueológicas lançam luz sobre vida na época de Jesus

Neste domingo, a Autoridade de Antiguidades de Israel revelou a descoberta de dezenas de objetos que datam do século I. Encontrados na região de Jerusalém e na Galileia, eles permitem que os historiadores compreendam melhor a vida na época de Jesus Cristo. Vasos, utensílios de cozinha, restos de lagares para o vinho, ossários com inscrições em hebraico e pregos das crucificações estão entre os achados. “Podemos descrever de forma precisa a vida cotidiana desta época, desde o nascimento, por meio dos costumes alimentares e das viagens, até a morte, com os ritos funerários”, explica Gideon Avni, diretor da divisão arqueológica da Autoridade de Antiguidades. A organização também apresentou moedas da época bizantina, descobertas durante escavações nos vestígios de um edifício utilizado pelos peregrinos cristãos, perto de Jerusalém. As moedas, que datam dos séculos IV e VII, foram encontradas em uma parede, como se seu proprietário tivesse tentado escondê-las, segundo a arqueóloga Annette Landes-Nagar. “Esta descoberta constitui uma prova da invasão persa no fim do período bizantino, que levou ao abandono deste local cristão”, explica. (AFP)

Comente agora

Em novo 'Power Rangers', personagem terá dúvidas sobre sua sexualidade

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 20/03 16:17h
Em novo 'Power Rangers', personagem terá dúvidas sobre sua sexualidade

O novo filme dos "Power Rangers", que estreia no Brasil na quinta (23), terá o primeiro personagem protagonista LGBT em um filme de super-herói. O diretor do longa, Dean Israelite, revelou para a revista norte-americana "The Hollywood Reporter" que Trini, a Ranger Amarela, tem dúvidas sobre sua sexualidade. "Ela está se questionando muito sobre quem é. Ela ainda não entendeu muito bem o que está acontecendo (...) essa cena serve para dizer que está tudo bem. O filme está dizendo 'tudo bem' para todas as crianças que estão tentando entender quem são e querem encontrar sua tribo", disse o diretor.

Comente agora

Separação: como entender esse momento de ruptura

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 20/03 13:51h
Separação: como entender esse momento de ruptura

Os filmes de romance têm histórias de amor com finais felizes, mas a realidade se descola dessa felicidade eterna na união de duas pessoas. "Apesar de mais comum no mundo atual, falar sobre separação causa medos e dúvidas na grande maioria das pessoas. Vivemos em uma sociedade em que há dificuldades em se separar de algo para iniciar uma outra coisa", conta a psicoterapeuta e líder-coach Maura de Albanesi. "Mas não há motivo para desespero, porque essas duas coisas formam um ciclo inevitável… quando há separação, na sequência vem uma coisa nova, que pode ter sido planejada ou não", acrescenta Maura. De acordo com a líder-coach, a fase de separação vem acompanhada de uma dor, que às vezes coloca as pessoas em um caminho muito tortuoso. "Querendo ou não, estamos falando aqui do tal do apego… Nós somos pessoas naturalmente apegadas - não importa a que, apenas sabe-se que quando gostamos de alguma coisa, grudamos naquela coisa", explica. Sendo assim, qualquer situação que assinala que chegou a hora de se separar, explica Maura, assusta. "É como se gritássemos ‘Nãaaaaooooo, eu quero continuar!!!" e esse continuar começa a causar dor porque se estica algo que está no fim do ciclo", argumenta.

Comente agora

Saiba como evitar os tipos mais comuns de lesão durante a corrida

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 18/03 18:07h
Saiba como evitar os tipos mais comuns de lesão durante a corrida

Praticar corrida, por mais simples que possa parecer, exige cuidados. As lesões são muito comuns neste tipo de atividade, sejam em corredores iniciantes, amadores ou profissionais. Com o tempo ou devido à falta de preparo, é natural que surjam desgastes ósseos, musculares e tendinites. Algumas medidas, no entanto, podem ajudar na prevenção desses problemas.Conheça algumas lesões comuns em corredores e aprenda algumas dicas que podem ajudar a evita-las:

Tendinite

A tendinite, como o próprio nome diz, é uma inflamação no tendão. Muito comum no tendão de aquiles de pessoas que praticam corrida, este tipo de lesão está relacionada à sobrecarga de treinos ou a falta de alongamento correto. Outro fator desencadeador do problema são os movimentos repetitivos executados de forma errada, como caminhar ou correr com pés e joelhos desalinhados, por exemplo. A dica é jamais iniciar um exercício físico sem alongamento adequado. Caso exista algum tipo de tendinite, deve-se aplicar gelo, alongar com mais cuidado a região e jamais se exercitar com dor. Também é possível fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios de uso tópico. Se o problema persistir por muitos dias, deve-se procurar um médico.

Distensões musculares

Comente agora

Sensação de dormir bem se equivale a de ganhar na loteria

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 18/03 16:47h
Sensação de dormir bem se equivale a de ganhar na loteria

O que sentimos ao acordar revigorados após boas horas de sono foi medido pelos cientistas – em libras, inclusive. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Warwick, no Reino Unido, otimizar nosso período diário de repouso implica em uma melhora direta na saúde e felicidade. A tarefa, então, parece simples. Dormindo bem toda noite, podemos prolongar esse sentimento de satisfação, como se ganhássemos na loteria. Repetidamente. O estudo foi publicado na revista científica Sleep Journal, e realizou a análise de 30.594 pessoas no Reino Unido, em um período de quatro anos. A maioria dos participantes era do sexo feminino (56%), e apresentava média de idade de 47 anos. Eles responderam às questões como “Quantas horas em média você dormiu durante o último mês”, “Que nota você daria ao seu sono?” e “Com que frequência você fez uso de remédios para dormir?”.

Comente agora

Yoga emagrece? Entenda

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 18/03 13:46h
Yoga emagrece? Entenda

Sabe-se que o yoga ajuda a aliviar o estresse, promove a flexibilidade e saúde cardiovascular e até a memória, mas será que também é um bom exercício para quem quer emagrecer? Apesar de não correr nem pular, enquanto você faz as suas asanas (posturas de yoga), vai transpirando e o seu coração vão acelerando ao mesmo tempo que a sua mente fica limpa. “A alternância de contração e extensão dos músculos aumenta o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a compressão e expansão das veias aumenta a frequência cardíaca”, segundo explica Macarena Cutillas, diretora do Californian Hot Yoga, ao Buena Vida do El País. Ao praticar yoga numa sala cuja temperatura é de 40º, como no caso do hot yoga ou bikram, a frequência cardíaca será ainda superior, bem como a transpiração. Mas o yoga conta como atividade cardiovascular? Depende do tipo de prática ou aula.

Comente agora

Carne estragada dificilmente causa câncer, dizem especialistas

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 18/03 12:01h
Carne estragada dificilmente causa câncer, dizem especialistas

O consumo de carnes contaminadas e fora do prazo de validade pode causar infecções gastrointestinais graves, mas dificilmente levará ao desenvolvimento de câncer, segundo especialistas ouvidos nesta sexta (17) pelo Estado. Mesmo que os alimentos tenham recebido aditivos e conservantes em níveis acima do permitido e que essas substâncias favoreçam o aparecimento de tumores, é necessário um período de exposição prolongado a esses agentes para que eles causem danos significativos ao organismo. Segundo a investigação da Polícia Federal, algumas carnes estragadas recebiam ácido ascórbico (vitamina C) para maquiar o aspecto físico deteriorado. "Todas as substâncias que são usadas para conservar o alimento são lesivos paras as nossas células, mas para que elas causem problemas sérios, como câncer, seriam necessários anos ou até décadas de consumo desses produtos", explica o infectologista Marcos Boulos, coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Comente agora

Clima na Terra influenciou formato do nariz, segundo estudo

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 17/03 19:32h
Clima na Terra influenciou formato do nariz, segundo estudo

A forma e o tamanho do nariz evoluíram para se adaptar aos diferentes tipos de clima na Terra, revela um estudo publicado nesta quinta-feira (17) pela revista científica americana "PLOS Genetics". O estudo reforça conclusões precedentes de outros trabalhos que apontaram que as pessoas cujos ancestrais viviam em um clima quente e úmido têm tendência a apresentar um nariz maior do que o de descendentes de populações de regiões frias e secas. Segundo os pesquisadores, um nariz mais estreito permite ampliar a umidade do ar ao aquecê-lo, o que é bom nas regiões mais frias e secas. O ar frio e seco não é bom para as vias respiratórias, destaca Arslan Zaidi, do departamento de Antropologia da Universidade Estadual da Pensilvânia. "Não há um formato de nariz universalmente melhor. A realidade é que nossos ancestrais eram moldados pelo ambiente". A equipe científica internacional usou imagens em 3D para medir a forma do nariz de 476 voluntários cujos ancestrais viveram no sul e no leste asiático, na África ocidental e no norte da Europa. Os pesquisadores destacam que a história da evolução do nariz é complexa e envolve outros fatores, inclusive preferências culturais na escolha do parceiro sexual, que pode ter desempenhado um papel.

Comente agora

Por que aviões têm cinzeiro se é proibido fumar durante o voo?

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 17/03 17:45h
Por que aviões têm cinzeiro se é proibido fumar durante o voo?

Quem já viajou de avião com certeza ouviu o alerta dos comissários de bordo sobre a proibição de fumar durante o voo. Desde 2000, a lei brasileira nº 10.167 proíbe cigarros em aeronaves e demais veículos de transporte coletivo. Contudo, as aeronaves são obrigadas a ter cinzeiros em algumas partes e nos banheiros. Mas por quê, se é proibido?Segundo o site Vix, para evitar que as pessoas que descumpram a regra, mesmo cientes da proibição, descartem a bituca de forma errada e possam causar um acidente. Em 1973, um avião da Varig saiu do Brasil em direção a Paris, mas sofreu um acidente a menos de um minuto do aeroporto de Orly e matou 123 pessoas. A culpa do acidente foi atribuída a um cigarro descartado de forma inapropriada. Por esta razão, passou a ser obrigatório ter cinzeiros nos banheiros e, para se ter uma ideia, um documento do Departamento de Transportes dos EUA revela que, se 50% dos banheiros não tiverem cinzeiros instalados, o avião não pode decolar.

Comente agora

2 alimentos essenciais para quem pratica esporte

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 17/03 14:49h
2 alimentos essenciais para quem pratica esporte

A alimentação é um dos principais pilares da boa saúde e, claro, da boa performance de um atleta. Quem pratica esporte com regularidade deve optar por alimentos nutritivos, ricos em gorduras boas, carboidratos complexos e, claro, proteína. Mas, existem dois alimentos que devem fazer parte da alimentação diária de um atleta. Segundo o site Buena Vida, do jornal As, todos os esportistas deviam comer uma banana e 30 gramas de pistaches por dia. Estes dois alimentos – nestas quantidades - são importantes para a recuperação muscular e para o bom funcionamento do organismo, que precisa estar no seu melhor estado para aguentar a carga diária de treinos. Segundo os especialistas, a recomendação se dá pela presença de potássio em ambos, um dos micronutrientes mais importantes para a boa função muscular e que tem ainda como função a eliminação do sódio que se encontra nas células, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares. Uma banana com cerca de 100 gramas oferece 436 miligramas deste micronutriente, enquanto 100 gramas de pistaches oferecem 1,020 miligramas de potássio. De acordo com o nutricionista da Agência Espanhola de Proteção da Saúde e do Esporte, o médico Jorge Fernández, estes dois alimentos “ajudam a compensar o[s nutrientes] que foram perdidos no suor”, uma vez que o potássio pode facilitar a absorção de outros minerais e vitaminas, mantendo o sistema imunológico intacto.

Comente agora

Saiba como escolher a fralda ideal para o bebê

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 16/03 11:36h
Saiba como escolher a fralda ideal para o bebê

Existem diversos tipos de fraldas disponíveis no mercado, nos mais diferentes tamanhos e modelos. Elas são verdadeiras companheiras inseparáveis do bebê em seus primeiros anos de vida. E para ajudar os papais e as mamães na escolha do tipo mais adequado ao seu pequeno e suas necessidades, a Alô Bebê, rede de lojas produtos infantis que lidera a venda de fraldas no Brasil, reuniu algumas dicas e curiosidades sobre o tema. Os dois tipos mais utilizados de fraldas são as descartáveis comuns e as respiráveis. As descartáveis comuns são mais baratas, entretanto podem não ser tão eficientes no caso de grandes fluxos. Já as respiráveis são revestidas com tecido, o que proporciona maior conforto ao bebê e garante maior absorção. Apesar de serem mais caras, este modelo é o mais recomendado, pois diminui a incidência de assaduras e alergias. • Nada de pânico ao levar os pequenos na praia ou na piscina. Para estas ocasiões a dica é optar por fralda feitas com tecnologia à prova d’água. Elas estão disponíveis em formato de shorts e não vazam!

Comente agora

O deserto do Saara pode ser obra humana

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 15/03 15:57h
O deserto do Saara pode ser obra humana

Foi muita areia para o caminhãozinho da natureza. Há mais de 10 mil anos, com o fim da última era glacial, o deserto do Saara, no norte da África, se tornou um lugar úmido o suficiente para abrigar vegetação similar à de uma savana. Animais acostumados a um pouco de sol na cabeça, como as girafas, se mudaram para a região, e a espécie humana — que nessa altura já havia percebido que domesticar os bichos podia ser uma ideia melhor que caçá-los — levou rebanhos de ovelhas para pastar onde hoje há apenas dunas de areia. 5 mil anos depois, segundo a versão mais aceita, mudanças climáticas fecharam a torneira dos céus, o Saara secou e todo mundo voltou correndo para as margens úmidas do Nilo atrás de água. Agora, o arqueólogo David Wright afirma que a culpa dessa virada brusca foi do próprio ser humano — e de seu hábito de criar mamíferos que dão lã. O pesquisador da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, não põe muita fé em propostas que atribuem a criação do deserto a fenômenos que estão fora do nosso alcance — como uma leve alteração na órbita do planeta.

Comente agora

Gratidão pode controlar a ansiedade, diz especialista

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 15/03 13:05h
Gratidão pode controlar a ansiedade, diz especialista

Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada em fevereiro mostrou que o Brasil é campeão mundial no índice de ansiedade, com 9,3% da população atingida. Essa disfunção engloba várias outras, como ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias e estresse pós-traumático. As mulheres são as que mais sentem as consequências: 7,7% delas são ansiosas, contra 3,6% dos homens.Poucos sabem, mas a ansiedade pode ser atenuada com uma prática simples: a gratidão. O ato de agradecer leva a mente da pessoa ao momento presente e evita que ela sofra por decisões passadas ou incertezas futuras. "A gratidão nos faz viver o agora, seja agradecendo pelo café da manhã, por um bom dia que recebemos ou por um sorriso. Agradecemos pelo que mais de maravilhoso ocorreu no nosso dia e, seguindo essa linha positiva, ficamos esperando por mais coisas boas", afirma a psicóloga, professora, coach, autora do livro “A gratidão transforma”, Márcia Luz."

Comente agora

Estudo diz que piscinas públicas têm até 75 litros de urina

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 14/03 21:19h
Estudo diz que piscinas públicas têm até 75 litros de urina

Químicos da Universidade de Alberta, no Canadá, coletaram amostras de água em 31 piscinas de clubes e hotéis no país, e depois calcularam a quantidade do adoçante artificial presente em vários alimentos, o acessulfame-k. Essa substância não é muito absorvida pelo organismo, portanto é liberada frequentemente na urina. Os resultados revelaram grandes quantidades de acessulfame-k nas piscinas analisadas. Em uma das piscinas, que tinha aproximadamente 900 mil litros de água, foram encontrados 75 litros de urina. Outra constatação curiosa deste estudo é que a concentração de acessulfame-k nas piscinas era 570 vezes maior do que na água encanada. Segundo os autores do estudo, a urina, quando reage com o cloro, pode ter efeitos nocivos à saúde. Não por menos, é recomendado que se tome uma ducha de um minuto após sair da piscina. (Jornal da Ciência)

Comente agora

5 benefícios da relação entre pets e crianças

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 14/03 18:01h
5 benefícios da relação entre pets e crianças

Ter um animal de estimação talvez seja o pedido de 9 em cada 10 crianças. Para quem está disposto a cuidar com carinho e atenção de um pet, a companhia dele pode ser muito saudável e benéfica. A Farmina Pet Foods, empresa de origem italiana especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais que respeitam a natureza alimentar de cães e gatos, reuniu os principais benefícios obtidos com a relação entre crianças e animais de estimação. Confira!

- Responsabilidades: cuidando de um pet, desde cedo os pequenos aprendem que um animal precisa se alimentar, tomar banho, passear, receber atenção etc. Isso apresenta para a criança questões relativas à compaixão, empatia e lealdade, ensinando-a ter respeito pelo próximo e desenvolver o senso de responsabilidade.

- Lidar com frustrações e perdas: na infância, a criança se depara pela primeira vez com frustrações e com perdas. A relação de vida com um animal mostra isso de forma natural, já que um pet pode ficar doente ou vir a falecer durante esse período.

Comente agora

O seu cão te segue até o banheiro? Descubra o que ele quer dizer com isso

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 14/03 17:34h
O seu cão te segue até o banheiro? Descubra o que ele quer dizer com isso

Quem tem um cãozinho em casa sabe que o animal é uma excelente companhia e sempre demonstrará o quanto gosta dos seus tutores. Sempre muito carinhosos, os cães desenvolvem um jeito próprio de se relacionarem e tudo o que eles desejam em troca é um pouco de carinho e atenção.E, claro, quem tem um cãozinho está disposto a proporcionar excelentes momentos de amor e diversão ao seu bichinho de estimação.Você já notou que o seu cão te segue até o banheiro? Saiba que essa é apenas uma das simples maneiras que o seu pet usa para mostrar o quanto ama você.

Sinais que expressam o amor do seu cãozinho

O seu cãozinho te segue em todos os lugares, inclusive no banheiro? Saiba o que isso significa e conheça outras maneiras que o seu animal de estimação usa para demonstrar os seus sentimentos.

1) O seu cão te segue em todos os lugares

Comente agora

Pi intriga matemáticos, engenheiros e cientistas até hoje, entenda por quê

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 14/03 14:56h
Pi intriga matemáticos, engenheiros e cientistas até hoje, entenda por quê

Todo mundo sabe que o valor de pi é 3,14 e alguma coisa, certo? E que ele corresponde a uma razão, a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro. Além de ser constante (3,14), o Pi é uma dizima periódica, ou seja, o número tem uma série infinita de algarismos decimais.Mas há quem diga que tudo isso está errado. “Quando alguém escreve que pi é igual a 3,14 meus olhos choram”, confessa o matemático Javier Cilleruelo, assombrado pelos enigmas milenares que o número oculta. Segundo ele, Pi não é igual a 3,14. E nem a 3,141592653, a cifra que faz com que o Dia do Pi seja comemorado no dia 14 de março (3/14 na notação americana).“Pi é um número irracional. Não segue nenhum padrão e tem um número infinito de cifras”, explica Cilleruelo. E como um número irracional e eterno que é, Pi seria incalculável. Portanto, seria impossível saber seu valor exato.O que Pi é então? A relação entre a circunferência de um círculo e seu respectivo diâmetro. E como o seu valor, é muito difícil também definir com precisão quem identificou tal relação.

Comente agora

5 dicas para ajudar a retardar o orgasmo masculino

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 14/03 08:01h
5 dicas para ajudar a retardar o orgasmo masculino

Biologicamente, os homens são preparados para atingir o orgasmo mais rápido do que as mulheres. Para eles basta apenas um pouco de fluxo sanguíneo na região do pênis; já para elas é preciso uma quantidade de sangue maior, que preencha as paredes externas da vagina, o clitóris e os grandes e pequenos lábios. Além disso, há a questão cultural, pois os homens sempre foram muito mais estimulados a expressar e realizar seus desejos íntimos, enquanto as mulheres ainda estão conquistando sua liberdade sexual. “Não à toa, muitas ainda precisam vencer inibições para se excitarem sexualmente”, diz Maria Cristina Romualdo Galati, do Instituto Kaplan, organização não governamental que desenvolve projetos e ações em educação sexual, em entrevista ao UOL. Por isso, é comum (e explicável) que os homens atinjam o orgasmo mais rápido. Então, o que fazer para que ele consiga manter o ritmo para que ela possa usufruir também? Confira cinco dicas da especialista. (Noticias ao Minuto)

  • 1. Troque de posição durante o sexo
  • 2. Faça sexo oral nele com moderação nas preliminares, pois pode provocar grande excitação e adiantar o orgasmo.
  • 3. Não pule as preliminares e faça bastante uso dos beijos, toques e carícias em diversas regiões do corpo.
  • 4. Interrompa a transa no momento em que o homem sente que o orgasmo se aproxima.
  • 5. Conversem e descubram do que o outro gosta.
Comente agora

Sorriso de bebê logo após o parto faz sucesso na imprensa internacional

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 12/03 17:07h
Sorriso de bebê logo após o parto faz sucesso na imprensa internacional

A foto de um bebê que aparenta mostrar um largo sorriso logo após o nascimento viralizou na mídia internacional nos últimos dias. O choro da criança que mais parece uma gargalhada pertence à Carmel, filha da empresária brasileira Thaise de Mari. O selfie da família foi publicado na rede social da fashionista em janeiro, mas foi na última semana que ganhou destaque internacional, saindo em diversos portais de notícia, como o jornal britânico "Daily Mail", a revista americana "Cosmopolitan" e o site alemão "Frauenzimmer". Thaise publicou a foto um mês após o nascimento de Carmel, celebrando a data e contando para seus mais de 200 mil seguidores no Instagram o quanto ficou emocionada com aquele momento. A filha de Thaise já está com três meses de vida. "E de repente a foto da minha vida é sem produção, sem resolução, sem preocupação com cabelo, maquiagem ou ângulo! Eu inchada e com cara de choro, papai com cara de babão e Carmel já mostrando nos primeiros segundos para o que veio... para fazer uma família FELIZ!", escreveu a feliz mamãe na publicação que já ultrapassou 13 mil curtidas e 280 comentários de internautas de diversas nacionalidades.

Comente agora

Como agir e tratar em casos de machucados na orelha do cão

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 10/03 17:11h
Como agir e tratar em casos de machucados na orelha do cão

Graças ao grande fluxo de sangue presente na orelha, qualquer machucado que aconteça na região costuma sangrar bastante. Se o ferimento não for devidamente tratado, pode fazer com que o tecido inche formando um edema na área.É possível que os tutores do animal façam um pronto atendimento em casa mesmo. O livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos, da autora Amy D. Shojai, mostra como proceder.

Ferimentos nas orelhas do cachorro

Corte o pelo

Dificilmente cachorros que possuem orelhas muito peludas irão apresentar o ferimento na região. Mas caso isso aconteça, você deverá cortar os pelos no local para que o machucado fique exposto. É preciso que isso seja feito para ser mais fácil limpar e tratar o machucado.Para aparar os pelos, use uma tesoura de pontas arredondadas ou um tosador elétrico (opção mais segura). Tome bastante cuidado para não cortar a pele do cachorro ou machucar ainda mais a ferida.

Comente agora

Cardiopatas são mais predispostos a complicações por gripe

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 10/03 13:14h
Cardiopatas são mais predispostos a complicações por gripe

A gripe é uma doença respiratória viral aguda transmitida entre as pessoas. Pacientes com doenças cardiovasculares crônicas, como insuficiência cardíaca, doença coronariana e hipertensão apresentam maior risco de gripe com complicações e são uma das prioridades para a vacinação contra a influenza, doença causada pelo vírus da gripe. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indica a imunização contra a influenza como a melhor forma de prevenção para os riscos da gripe nesse grupo. “Para quem possui a saúde debilitada por problemas cardíacos, existe um maior potencial de infecção com complicações, levando a uma pneumonia com chances de hospitalização”, comenta Marcus Bolívar Malachias, presidente da SBC. Outros fatores de risco, inclusos nesse grupo prioritário, precisam de atenção, como tabagismo, diabetes e colesterol alto. “Pacientes que realizaram transplante de coração também devem se vacinar anualmente”, complementa Marcus.

Comente agora

5 passos para melhorar a autoestima

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 09/03 16:23h
5 passos para melhorar a autoestima

Sentir-se desconfortável com o próprio corpo, não acreditar nas suas capacidades ou sentir falta de confiança em cada passo que dá são sinais claros de uma baixa autoestima, uma sensação constante de tristeza e frustração que não só condiciona o bem-estar como pode tirar anos de vida. Aumentar a autoestima é fundamental para uma melhor qualidade e a expectativa de vida. Por isso o psicólogo britânico Guy Winch ensina as cinco melhores e mais rápidas formas de alcançar este objetivo. Ao site The Independent, o especialista diz que usar afirmações positivas no momento certo, ou seja, adotar uma mente positiva quando o negativismo tenta tomar conta dos sentimentos, é uma forma de melhorar o humor e ainda de aumentar a confiança. E por falar em confiança, não há nada que mais massageie o próprio ego do que saber que é bom em algo. Descobrir um dom é fundamental, assim como tirar o máximo proveito dele. As críticas são um dos aspectos que mais podem gerar suscetibilidades e até causar uma queda da autoestima. E se as criticas podem magoar, é importante que as pessoas abandonem o hábito de se criticarem e de se compararem negativamente aos outros. Contudo, os elogios (especialmente os falsos) podem também ter um impacto negativo. Por isso, o especialista recomenda que todos sejam capazes de aceitar um elogio, avaliando-o de forma correta. Mas não há nada mais importante para a autoestima do que a consciência sobre si mesmo e as pessoas devem ter a real noção das suas qualidades e de tudo de bom que já fizeram por si e pelos outros.(N. ao Minuto)

Comente agora

8 fatos curiosos sobre o beijo

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 08/03 15:43h
8 fatos curiosos sobre o beijo

Diz o dicionário que o beijo é um toque de lábios, pressionando ou de leve sucção, geralmente em demonstração de amor, gratidão, carinho, amizade, etc. Mas também que o beijo pode ser uma fórmula informal de despedida. Mais ou menos inocente, de uma forma mais ou menos profunda, por amor, respeito, carinho ou por simpatia, aprendemos a beijar desde pequenos e, mesmo com o passar dos anos, o beijo nunca perde o seu poder de ligação entre as pessoas. Embora não seja comum em todos os países e em todas as culturas, o beijo é uma das formas mais universais de expressar sentimentos e um dos aspectos que a ciência mais gosta de estudar, seja para descobrir o seu impacto emocional ou para encontrar novas alterações químicas que possa provocar. O beijo na boca, por exemplo, provoca a troca de nada mais, nada menos do que 80 milhões de bactérias que têm um impacto muito concreto no corpo humano: melhorar o sistema imunológico.

Comente agora

Site abre vaga para testador de motel com salário de R$ 2 mil

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 07/03 18:08h
Site abre vaga para testador de motel com salário de R$ 2 mil

Uma empresa do ramo de hospedagem abriu vaga nesta segunda-feira (06), para ambos os sexos e em todo país, para função de 'Testador de Motel'. A função consiste em fazer uma avaliação dos estabelecimentos em todo o país, com despesas pagas. A vaga é para trabalhar pela 'Guia de Motéis' - site que promove e divulga motéis no país. É oferecido salário mensal de R$ 2 mil, com contratação pelo regime CLT e benefícios como plano de saúde, odontológico, vale refeição e reembolso de quilometragem. Em serviço, o funcionário trabalha de forma anônima. Ele se hospeda como um cliente normal - podendo ir, inclusive, com acompanhante - e usufrui de suítes, além de consumir outros itens para avaliar a qualidade dos serviços. Em seguida, preencherá um questionário, que será entregue ao dono do motel como uma consultoria do Guia de Motéis. De acordo com o diretor do site, Rodolfo Elsas, a vaga irá contribuir para profissionalizar o setor. Para participar, o candidato ou a candidata, deve ter mais de 18 anos, estar cursando (ou ter cursado) faculdade de Hotelaria, Turismo, Administração ou Marketing. As inscrições vão até o dia 31 de março pelo site www.guiademoteis.com.br

Comente agora

Como resolver problemas nos dentes do meu cachorro. Veja dicas

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 07/03 15:38h
Como resolver problemas nos dentes do meu cachorro. Veja dicas

Quando os cães demonstram algum sintoma de incômodo nos dentes, é sinal de que o problema está mais sério do que parece. Isto porque, na maioria das vezes, eles só apresentam desconforto quando a situação já está avançada. De acordo com dados apresentados por Amy D. Shojai, no livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, em torno dos três anos de idade, 80% dos cães apresentam algum problema dentário.“Eles acontecem com mais frequência quando o dente se estraga e quebra, ou ficam moles e caem por causa de doença na gengiva. Outras vezes, traumas, como a queda de uma árvore, ou um atropelamento, podem quebrar ou abalar os dentes”, explica Amy.Além disso, os cães que mastigam objetos duros também podem apresentar problemas dentários relacionados ao desgaste dos dentes. Levando em consideração estas situações, a autora ainda indica os cuidados que os tutores devem ter diante deste problemas.O que fazer diante de um cachorro com dente quebrado?

Verifique o grau do problema

Comente agora

35% das mulheres sentem-se pressionadas a ter filhos, diz pesquisa

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 07/03 13:27h
35% das mulheres sentem-se pressionadas a ter filhos, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, segundo a coluna de Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", aponta que só 35% das mulheres acima dos 16 anos que ainda não são mães se sentem pressionadas para ter filhos.Ainda de acordo com a pesquisa, a pressão costuma vir de pessoas próximas, como familiares e amigos.

Comente agora

Mulheres trabalham 7,5 horas a mais que homens devido à dupla jornada

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 06/03 15:57h
Mulheres trabalham 7,5 horas a mais que homens devido à dupla jornada

As mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana devido à dupla jornada, que inclui tarefas domésticas e trabalho remunerado. Apesar da taxa de escolaridade das mulheres ser mais alta, a jornada também é.Os dados estão destacados no estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, divulgado hoje (6) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo é feito com base em séries históricas de 1995 a 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Em 2015, a jornada total média das mulheres era de 53,6 horas e a dos homens, de 46,1 horas. Em relação às atividades não remuneradas, a proporção se manteve quase inalterada ao longo de 20 anos: mais de 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas; os homens, em torno de 50%.“A responsabilidade feminina pelo trabalho de cuidado ainda continua impedindo que muitas mulheres entrem no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, aquelas que entram no mercado continuam respondendo pela tarefas de cuidado, tarefas domésticas.

Comente agora

Aos 95 anos, bisavô assume para a família que é gay: 'Quero que o mundo saiba'

Curiosidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/03 11:35h
Aos 95 anos, bisavô assume para a família que é gay: 'Quero que o mundo saiba'

Sobrevivente do Holocausto, Roman Blank, de 95 anos, decidiu fazer uma revelação para a família. Depois de ser casado por mais de 60 anos, ter dois filhos, cinco netos e um bisneto, ele assumiu a sua homossexualidade. "Há certas coisas que eu quero que o mundo saiba", disse Roman durante uma entrevista ao Youtuber Davey Wavey. Na conversa, ele contou que soube que era gay aos cinco anos de idade e que está orgulhoso da sua decisão de contar ao mundo. A família recebeu bem a notícia e um dos netos decidiu registrar a história em um documentário, chamado de 'On My Way Out' (algo como 'Saindo do Armário'). Na descrição do vídeo, o neto conta que a avó já sabia sobre a sexualidade do marido desde quando deu à luz pela segunda vez. Roman Blank contou ainda que não se importa com as aparências, mas sim, com o coração. Meio envergonhado diante das câmeras, ele afirmou ainda que gostaria de ter um companheiro. “Gostaria de alguém com quem pudesse contar. Vou ser bastante honesto. Eu realmente não preciso de qualquer conexão física ou mental. Mas eu quero. Eu quero ir dormir e ter alguém ao meu lado, não por qualquer outra razão além da certeza de que alguém se importa”, afirmou.

Assista: 

Comente agora

Pesquisa da Embrapa identifica microalgas que geram biocombustíveis

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 05/03 15:49h
Pesquisa da Embrapa identifica microalgas que geram biocombustíveis

Pesquisa de biocombustíveis realizada em Brasília pela Embrapa Agroenergia identificou espécies de microalgas que podem ser cultivadas em resíduos líquidos de processamento em agroindústrias, gerando matéria-prima renovável. Além dos combustíveis, podem ser gerados, entre outros produtos, rações e cosméticos. Os estudos duraram três anos e também identificaram espécies na biodiversidade brasileira. Os estudos utilizaram a vinhaça, formada na produção de açúcar e etanol de cana, e o pome (palm oil mill effluent), gerado no processamento de dendê, aproveitado na fertirrigação das plantações. De acordo com técnicos da Embrapa, utilizá-los como meio para produzir microalgas deverá agregar valor às cadeias produtivas da cana e do dendê, produzindo mais biomassa e óleo para obter energia e bioprodutos.

Comente agora

Número de mulheres que são mães após os 40 anos cresce 49%

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 05/03 13:54h
Número de mulheres que são mães após os 40 anos cresce 49%

Ter filhos sempre foi um dos sonhos da bancária Fabiana Galvão Camargo Sarraf. Antes, porém, ela queria construir uma carreira sólida e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira. Quando tudo isso chegou, aos 39 anos, ela começou a tentar engravidar. "Você foca no trabalho, o tempo passa e, como se sente bem fisicamente, jovial, acha que pode esperar, mas o relógio biológico não é bem assim." Com ajuda da fertilização in vitro, Fabiana engravidou e deu à luz Samuel e Mariah em dezembro, no mesmo dia em que fez 42 anos. Como Fabiana, cada vez mais brasileiras optam por ter filhos após os 40 anos. Dados inéditos do Ministério da Saúde mostram que o número de mulheres que foram mães após essa idade subiu 49,5% em 20 anos, passando de 51.603 em 1995 para 77.138 em 2015, dado mais recente disponível, divulgado em fevereiro. As estatísticas de 2015 mostram que 72.290 dessas mamães tinham entre 40 e 44 anos e outras 4.475 estavam na faixa etária dos 45 aos 49. Houve ainda 373 brasileiras que se aventuraram na maternidade após os 50 - entre elas, 21 já eram sexagenárias quando deram à luz.

Comente agora

Psicólogos descobrem porque quem faz mais sexo é mais feliz

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 04/03 17:50h
Psicólogos descobrem porque quem faz mais sexo é mais feliz

Fazer mais sexo te deixa mais feliz e uma série de pesquisas já mostraram isso. Uma das mais famosas, inclusive, diz que transar uma vez por semana em vez de uma por mês aumenta sua satisfação com a vida tanto quanto um bônus de U$ 50 mil ao ano. Só que poucos estudos investigam o que, no sexo, te deixa feliz. Afirmar que a satisfação vem só do prazer físico seria intuitivo – mas não é isso que as pesquisas mostram. Primeiro porque, para quem já faz sexo uma vez na semana, transar todo dia não traz benefícios para a felicidade, mesmo que traga mais sensações físicas gostosas. Em segundo lugar, a felicidade que acompanha o sexo pode durar por dias. Pense em outros prazeres físicos, como comer uma barra de chocolate: eles te fazem sentir bem na hora, mas dificilmente vão mudar seu estado de espírito por tanto tempo.

Comente agora

Colecionador americano decide leiloar mais de 18 mil gibis raros

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 03/03 21:39h
Colecionador americano decide leiloar mais de 18 mil gibis raros

O advogado americano Jon Berk, 66 anos, de Connecticut, resolveu fazer uma boa ação para os fãs de histórias em quadrinhos. Ele vai leiloar os seus mais de 18 mil gibis raros e 300 peças relacionadas. Mas o aficionado pelo material lendário vai ter que ter sorte e dinheiro para levar as milhares de histórias para casa. O leilão acontecerá no próximo dia 15 e será online. Todo o acervo ficará exposto na galeria Metropolis, em Nova York. Segundo informações do jornal O Globo, a coleção inclui cópias raras do gibi Action Comics 1, de 1938, primeira aparição do Superman, além de gibis raros do Homem-Aranha e do Capitão América. Um especialista no assunto, Vincent Zurzolo, afirmou que a coleção será vendida por "centenas de milhares de dólares". Ele ainda ressaltou que o acervo é um dos mais importantes do mundo, já que são dos anos 1930, além de ser raro e em grande quantidade.

Comente agora

Filhos “herdam” até 60% da forma física dos pais

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 02/03 16:46h
Filhos “herdam” até 60% da forma física dos pais

Hoje, 220 milhões de crianças e adolescentes no mundo estão acima do peso. E a tendência é que que essa epidemia se agrave ainda mais: a Federação Mundial de Obesidade diz que essa quantidade vai pular para os 268 milhões em menos de dez anos. Embora os principais responsáveis por esse crescimento preocupante sejam má alimentação e pouca atividade física, um novo estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, destaca que o fator hereditário não deve ser desconsiderado.Os cientistas descobriram que, em média, o filho herda 40% do índice de massa corporal dos pais, sendo que cada metade vem de um genitor. O curioso é que, nos pequenos mais enxutos, esse número ficava perto dos 20%. Já nos gordinhos, chegava facilmente aos 60%: “O efeito parental é mais do que o dobro nas crianças obesas do que nas mais magras”, explica Peter Dolton, coordenador da pesquisa, em comunicado.

Comente agora

Conheça 3 massagens ideais para eliminar os excessos da folia

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 02/03 13:07h
Conheça 3 massagens ideais para eliminar os excessos da folia

Exagerou no Carnaval? Retornar a rotina depois da folia nem sempre é tarefa fácil. Para ajudar a eliminar as toxinas que sobraram, uma boa dica é optar pelas massagens, que promovem a aceleração do metabolismo e a desintoxicação.De acordo com Ingrid Peres, gerente científica e fisioterapeuta dermato-funcional da ONODERA Estética, durante as comemorações a dieta acaba ficando em segundo plano, o que potencializa o inchaço. “No carnaval as pessoas acabam abusando da bebida alcoólica e consumindo alimentos mais pesados, o que resulta o inchaço. Através de movimentos leves e precisos, que são ideais par a desobstruir os gânglios e melhorar a circulação sanguínea, as massagens manuais ajudam o organismo a eliminar as impurezas e diminuir a retenção de líquido”, afirma. “Outro benefício é quanto a melhora física e até psicológica, pois as técnicas também são capazes de promover o relaxamento”, complementa a especialista.Para dar adeus aos excessos e melhorar o funcionamento do organismo, Ingrid recomenda três opções de massagens. Escolha a sua!

DRENO REDUX - Une técnicas de massagem modeladora e drenagem linfática. Ativa o sistema circulatório e linfático. Os ativos utilizados e as manobras vigorosas ajudam no aumento do metabolismo, reduzindo a gordura localizada, no aumento da circulação e diminuição de inchaço no corpo. São necessárias 10 sessões, com duração de 60 minutos.

Comente agora

Por que gostamos tanto de chocolate? A ciência explica

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 01/03 21:24h
Por que gostamos tanto de chocolate? A ciência explica

O sucesso do chocolate vai muito além do sabor. Uma série de fatores como a presença de substâncias químicas psicoativas e estimulantes e a textura característica contribuem para sua irresistibilidade. Mas a proporção entre gordura e açúcar, principalmente das versões ao leite, talvez seja a maior responsável pelo nosso amor ao chocolate.

Resgate à infância: A versão ao leite do chocolate normalmente tem de 20% a 25% de gordura e 40% a 50% de açúcar. De acordo com informações da BBC Brasil, níveis tão altos dessas substâncias são pouco encontrados na natureza, mas o leite materno é um desses casos raros. Rico em nutrientes essenciais para os primeiros anos de vida, ele é composto por aproximadamente 4% de gorduras e 8% de açúcares. Essa proporção, também observada em biscoitos, sorvetes e outros alimentos deliciosos, pode ser uma das principais explicações para amarmos tanto o chocolate: a proporção de gordura e açúcar no alimento nos remete ao primeiro alimento que experimentamos em vida, o leite materno.

Comente agora

Ainda na barriga da mãe, bebê faz 'chifre' com a mão e mostra que já curte rock

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 01/03 20:03h
Ainda na barriga da mãe, bebê faz 'chifre' com a mão e mostra que já curte rock

Um bebê surpreendeu os pais ao aparecer fazendo sinal de chifre com a mão dentro da barriga da mãe. O símbolo feito pela criança, normalmente usado em analogia ao rock'n roll, foi registrado durante um ultrassom, caiu na rede e viralizou rapidamente. "Bem, é oficial: nossos filhos são os melhores mesmo antes de entrarem no mundo...", brincou a mãe Makelle Ahlin ao publicar a foto no Facebook, acrescentando que já esperava que o bebê puxaria ao pai, Jared, que gosta de rock. Em entrevista à CBS News, a moradora de Utah, nos Estados Unidos, contou que o primeiro a notar o gesto foi Jared, que logo pediu para voltar a posição do aparelho e conseguir um registro do momento roqueiro do filho. Ela afirmou, ainda, que a primeira vez que sentiu o bebê chutar foi quando ouvia as bandas Edward Sharpe and the Magnetic Zeros e The Lumineers.

Comente agora

Clique de folião com moça nos ombros enquanto beija outra vira meme

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 28/02 17:29h
Clique de folião com moça nos ombros enquanto beija outra vira meme

Um clique de um folião com uma moça nos ombros enquanto beija uma segunda mulher está viralizando nas redes sociais. A imagem foi compartilhada em grupos de Whastapp e Facebook e rendeu uma chuva de comentários dos internautas. Muitas mulheres se identificaram com a imagem, dizendo ser "na vida" a moça que está nos ombros do rapaz. "Já vi o cara beber e esquecer o que fez, mas esquecer que a mulher está nas suas costas no Carnaval é a primeira vez!", diz o texto que acompanha o clique. "Eu na vida amorosa", brincou uma usuária do Facebook. "Eu sou a que fica na cacunda sempre", concordou outra. "É amiga dele, parente, tudo menos namorada. Certeza", decretou outra. "Se reparar no detalhe, não tem aliança no dedo dela, deve ser só uma amiga", disse outro. "Aconteceu comigo na sexta, mas eu não tava nas costas.Tava do lado do marmanjo mesmo", revelou outra. "Na vida, nós somos a moça que está no ombro", disse outra internauta.

Comente agora

Criada em 1950 , a Fobica é considerada como o primeiro trio

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 27/02 20:59h
Criada em 1950 , a Fobica  é considerada como o primeiro trio

O velho Ford Bigode 1929, conhecido como fobica, era um carro simples que Osmar usava para transportar material de sua metalúrgica. Então, em 1950, ele e o amigo Dodô adaptaram o carro para servir de palco móvel e eles saírem tocando pelas ruas durante o Carnaval. No ano seguinte, Osmar e Dodô chamaram mais um músico para tocar com eles, passando a ser então um trio com instrumentos elétricos. Ali a invenção estava definitivamente batizada como Trio Elétrico. Hoje, 67 anos depois, o trio elétrico é uma evolução da fobica. O trio Armandinho Dodô & Osmar traz a referência da fobica, que deu origem ao famoso trio elétrico do carnaval de Salvador. A fobica foi criada em 1950 e é considerada como o primeiro trio.

No circuito da Barra, hoje à noite, estão os herdeiros da invenção, que são Betinho, Armandinho, Aroldo e André Macêdo.

Comente agora

Conheça o atributo masculino que influencia os orgasmos femininos

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 26/02 17:56h
Conheça o atributo masculino que influencia os orgasmos femininos

A ciência pode ter descoberto alguns fatores que podem contribuir, e muito, para a sua vida sexual. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Albany, no estado de Nova York, questionou várias mulheres heterossexuais sobre as suas vidas sexuais e sobre a frequência com que chegavam ao orgasmo. Os cientistas descobriram que as mulheres são mais propensas a atingir o clímax se os seus parceiros forem ricos, confiantes e atraentes – enquanto a intensidade dos orgasmos dependia da aparência física do homem. Portanto, as mulheres que achavam os seus parceiros atraentes tinham orgasmos mais intensos. Mas, segundo revela o New York Post, os homens com ombros largos também proporcionavam uma maior satisfação às mulheres. A explicação seria o fato de os ombros largos serem uma indicação física de que o homem tem altos níveis de testosterona, o que pode explicar porque as mulheres se sentem mais atraídas por homens com este atributo físico.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com