As comentadas


Boa noite , Sexta-feira, 03/07/2015








Enquete



Reflita

Blog

Curiosidades

03
Jul
Pescador usa isca de pão de queijo e fisga peixão e quase 40 Kg
Postado por: Samile Macedo / 18:27h

Usando uma isca de pão de queijo, o pescador James Antônio de Souza, que mora em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, conseguiu pegar o maior peixe da vida dele. O peixe fisgado por ele no último sábado (27), no Rio Teles Pires, tem 39 kg. O pescador bateu o recorde anterior, que era um tambaqui de 38 kg, pego no ano passado no mesmo rio. O pão de queijo, segundo ele, é a isca preferida dessa espécie de peixe. Ele estava sozinho no pesqueiro quando sentiu a fisgada, mas não conseguiu conseguiu concluir a pescaria sozinho. Precisou da ajuda de um amigo para retirar o peixe do rio. "Gritei para que ele viesse me ajudar. Demoramos mais de uma hora para tirá-lo da água", contou. O megapeixe fez sucesso entre os amigos e a família. O pescador irá doar o tambaqui para um evento programado para o mês que vem com o intuito de arrecadar dinheiro para ajudar os atletas de Taekwondo de Alta Floresta, que devem participar do campeonato brasileiro de Taekwondo. "Resolvi pescar uns peixes para doar para peixada, mas não imaginava que pudesse capturar um gigante de escama novamente", contou. 

Comente agora
03
Jul
Obras na BR-324 podem interditar a via marginal próximo a Brasilgás
Postado por: Samile Macedo / 11:54h

Obras de desobstrução de um canal de drenagem pluvial, feitas pela prefeitura de Salvador, podem interditar total ou parcialmente a BR-324. De acordo com a Tribuna, a prefeitura estuda a possibilidade após dois acidentes na região. O primeiro deles aconteceu na madrugada, quando uma retroescavadeira fazia a dragagem da Lagoa do Urubu, numa área próxima à Brasilgás e de onde é escoada água para as galerias pluviais que passam sob a BR-324. Segundo mapas da Embasa, a tubulação de água estava a dois metros de profundidade, mas foi atingida antes de alcançar o limite de profundidade estabelecido. Por causa disso, bairros do entorno ficaram sem abastecimento até o meio da tarde de quinta-feira (2). O segundo acidente ocorreu no final da tarde, quando operários realizavam jateamento de água para desobstruir uma das galerias pluviais sob a pista da marginal da BR-324, aproximadamente a 12 metros de profundidade.

Comente agora
03
Jul
Liquida Bahia tem início nesta sexta-feira (3) com descontos de até 70%
Postado por: Samile Macedo / 11:43h

Com o intuito de aquecer as compras nesse inverno, a Liquida Bahia tem início nesta sexta-feira (3) e irá até dia 13 de julho, com ofertas de até 70% de desconto em compras em Salvador, região metropolitana e em mais 70 cidade do interior da Bahia.Essa é a 4ª edição do Liquida Bahia, com cerca de 10 mil estabelecimentos participantes neste ano. A expectativa desta ação é movimentar mais de 500 milhões.A cada R$ 25 em compras os clientes têm direito a um cupom, para concorrer ao sorteiro de um carro de luxo, três veículos de passeio, dez motos, além de 14 tablets para os vendedores que tiverem seus nomes nos cupons contemplados. Os sorteios serão no dia 7 de agosto, às 17h, na Praça da Piedade.

Comente agora
03
Jul
Novo plástico bolha não poderá ser mais estourado; entenda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:41h

O plástico bolha, um dos passatempos favoritos de várias gerações, não poderá mais ter a suas bolhinhas estouradas. A Sealed Air Corp, empresa que inventou o produto nos anos 1950, afirma que a nova versão será chamada iBubble, e que a impossibilidade de estourar as bolhas não será a única mudança. A iBubble ocupa apenas 2% do espaço de um rolo de plástico bolha convencional e será vendida sem ar. Assim, os consumidores e varejistas terão de usar um bomba para inflar as bolhas. Os fabricantes da embalagem afirmam que eles precisavam encolher o plástico bolha para que pudessem atrair novos clientes. Na nova versão, as bolhas são dispostas em bolsas de ar conectadas entre si.Dessa forma, quando elas são pressionadas, o ar simplesmente é empurrado para as bolhas do lado. Até agora, cada bolha era independente. Assim, bastava apertar os dois lados ao mesmo tempo para estourá-la. Atualmente, o plástico bolha gera 92 bilhões de reais em vendas, segundo informações da Exame.com. O passatempo tem seu próprio dia, 26 de janeiro, considerado o Dia Mundial de Apreciação do Plástico Bolha. (Ibahia)

Comente agora
03
Jul
Demônio existe? Rosto aparece em foto de casa "assombrada"
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:18h

Um professor britânico afirma ter registrado a imagem de um demônio ao tirar uma foto em uma visita à casa "assombrada" de seus pais na Jamaica, de acordo com informações do The Mirror. Esta imagem assustadora mostra o que os membros da família acreditam ser o demônio de um parente descontente com seus descendentes. O professor de 42 anos do ensino secundário estava visitando seus pais em Clarendon quando ele capturou a imagem. O homem - que vive em Richmond, no sul de Londres - disse que tirou uma foto de uma pintura em uma parede na casa que mostra uma imagem panorâmica de uma cachoeira. Porém, quando olhou para a imagem, tudo o que viu foi o “demônio”. O homem, que deseja permanecer anônimo, disse: "Havia uma parede com uma pintura e eu pensei em tirar uma foto. Estava olhando para a imagem e pensei: ‘o que é isso?!’”. Segundo ele, os familiares começaram a correr e gritar quando viram a imagem. A família acredita que o demônio é de um parente idoso que estava infeliz por ter sido transferido para uma casa de repouso antes de sua morte. (Terra)

Comente agora
03
Jul
Estatística mostra lugar mais seguro para sentar em avião, diz revista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:18h

Um levantamento feito pela revista norte-americana "Time" com base nos dados da agência que regula a aviação civil nos Estados Unidos (a FAA) apontou que sentar nos assentos do meio (entre outros dois passageiros) e na parte traseira do avião aumenta as chances de sobrevivência a um desastre aéreo. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, estatisticamente, a análise tem fundamento, e já houve acidentes no Brasil em que sobreviveram apenas pessoas sentadas nos últimos assentos. Mas, ponderam eles, isso não é uma regra e depende das causas e circunstâncias do acidente. O estudo foi feito pela revista (veja aqui) com base em dados da FAA nos últimos 35 anos em que havia sobreviventes e mortos. A reportagem encontrou 17 casos em que a marcação dos assentos dos passageiros podia ser analisada. Nestes casos, foi percebido que nos assentos na terceira parte final do avião, o índice de mortes era de 32%, comparado com o nível de 39% de mortes na parte do meio da aeronave e 38% na parte frontal. Considerando fileiras com três poltronas, o estudo apontou que as no meio das colunas (entre outros dois passageiros) e localizadas na parte traseira tinham os melhores resultados (28% de mortes). O pior resultado foi constatado em assentos no corredor e no meio da cabine (44% de índice de mortalidade). Contudo, após o acidente, há maior chance de sobreviver se você estiver perto de uma saída de emergência, conforme um estudo publicado em 2008 pela Universidade de Greenwich. 

Cautela: 

Comente agora
02
Jul
'Jovem barbada' que luta contra bullying faz ensaio fotográfico vestida de noiva
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:45h

Harnaam Kaur, de 24 anos, ficou conhecida em todo o mundo após assumir o seu excesso de pelos e deixar crescer uma vasta barba em seu rosto. A jovem, sofre de Síndrome do ovário policístico desde os 11 anos, atualmente faz campanhas anti bullying. E para provar que é super bem resolvida com a questão, ela posou vestida de noiva para o blog 'Rock’n roll bride'. Apesar de atualmente lutar ativamente contra o bullying, ela já se auto mutilou algumas vezes e tentou suicídio outras. "Meu quarto era o meu único refúgio seguro. Eu estava extremamente deprimida", contou durante a entrevista que concedeu no dia do ensaio fotográfico. O auge da sua baixa autoestima foi há 8 anos, quando ela tinha 16. "Com o tempo eu percebi que este corpo é meu. Hoje eu amo minha barba, minhas estrias, minhas cicatrizes. Esses elementos me fazem quem eu sou, me fazem um todo, me fazem completa", assegurou Harnaam Kaur ao posar para as fotos. Confira parte do ensaio! (Correio)

Veja abaixo fotos do ensaio:

Comente agora
02
Jul
Bizarro: Casal flagra cobra enorme devorando raposa-voadora na Austrália
Postado por: Samile Macedo / 11:07h

A dinamarquesa Mille Ravn Støvring flagrou uma píton enorme devorando uma raposa-voadora, maior morcego do mundo, em uma árvore em Sunrise Beach, na Austrália. Mille disse que ela e seu namorado, Shane Tuer, ficaram chocados ao flagrar a cena. O casal estima que a cobra tivesse pelo menos três metros -porém, o réptil parece ser muito maior. No momento em que viram, a cena, a píton já estava na metade da refeição. Segundo Mille e Shane, a píton levou cerca de uma hora para devorar a raposa-voadora. (G1)

Comente agora
02
Jul
Estudar música melhora a capacidade de aprendizado
Postado por: Samile Macedo / 07:30h

Diversas pesquisas mostram que aprender um instrumento musical na infância traz muitos benefícios, que se refletem até a vida adulta. Um grupo de pesquisadores da NorthwesternUniversity, dos Estados Unidos, concluiu que o aprendizado da música estimula a plasticidade do cérebro, ou seja, a capacidade de mudar e se adaptar ao longo da vida. Já dados da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos (coletados depois de analisar tomografias de 232 crianças entre 6 e 18 anos) mostram que estudar música melhora as funções executivas do cérebro, responsáveis por habilidades como memória, controle da atenção, organização e planejamento do futuro. Os especialistas constataram que o treinamento musical aumenta a espessura de uma área do cérebro chamada córtex, responsável também pelo controle das emoções. Em resumo: é preciso ter foco e disciplina para aprender a ler partituras e marcar o tempo. Mas a partir de quando oferecer essa poderosa ferramenta para a criança? De acordo com a musicoterapeuta e coordenadora pedagógica do Projeto Musicando, que integra o Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil, o estímulo deve acontecer na gestação. “Já é possível despertar e incentivar o gosto pela música na barriga da mãe”, diz.

Comente agora
01
Jul
Novo viral de ilusão de ótica mostra bela morena
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:21h

A internet parou, em fevereiro, para discutir se um vestido era branco e dourado ou preto e azul. Desde então, as ilusões de ótica têm virado febre. A mais recente delas é a de uma mulher fantasma que se transforma numa linda morena. Para que a morena apareça você precisa olhar fixamente para o ponto branco no nariz da mulher por 15 segundos e, em seguida, olhar para o espaço em branco à direita. Ela aparecerá magicamente. Segundo uma reportagem do “Telegraph”, a ilusão de ótica funciona com uma técnica chamada “pós-imagem negativa”. Ou seja, os fotorreceptores do olho identificam e codificam as cores em termos que nosso cérebro pode entender. Ao olhar para uma cor específica, as células do canal aumentam de atividade e acabam se cansando. Por isso, ao olharmos para o fundo branco, as cores opostas aparecem e formam o rosto da morena.

 

Comente agora
01
Jul
Após sentir forte dor, adolescente de 14 anos encontra centopeia dentro de ouvido
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:55h

  1. Foto: Reprodução/Daily Mail

Um adolescente de 14 anos descobriu que tinha uma centopeia de 4 cm dentro do seu ouvido. Segundo informações do jornal britânico 'Daily Mail', o americano Grant Botti, morador da cidade Arkansas, estava sentindo fortes dores no ouvido e não sabia o motivo. Após ouvir as reclamações do filho, Angela Botti foi analisar a orelha do garoto e descobriu a centopeia. De acordo com a publicação, a mãe foi a responsável por tirar o animal, que ainda estava vivo. Os dois guardaram o inseto em um saco e foram até um hospital para verificar o caso. Felizmente, o médico não encontrou grandes problemas no órgão do adolescente, mas somente escoriações. O adolescente foi medicado e liberado. Em entrevista ao 'Daily Mail', Grant revelou que não sabe como o inseto de quatro centímetros apareceu em sua orelha.

Comente agora
01
Jul
Vida mansa! Corvo pega “carona” em águia nos EUA
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 12:36h

Um fotógrafo americano conseguiu capturar um raro momento entre duas aves nos céus da Califórnia: um corvo (nada medroso) pegando carona numa águia (bem maior que ele). As fotos mostram o momento exato em que a ave menor pousa por alguns segundos e, tranquilamente, voa em cima da maior. As informações são do Bored Panda. De acordo com o autor da imagem, Phoo Chan, fotógrafo especialista em pássaros, "corvos são conhecidos por assediar agressivamente outras aves de rapina que são muito maiores em tamanho quando vistos em seus territórios e, geralmente, estes ‘intrusos’ simplesmente retiram-se sem muito barulho. No entanto, neste caso, o corvo não parece perseguir a águia, apesar de se aproximar – e a águia não demonstra incômodo de a outra ave invadir ‘seu espaço’”, explica.

  1. Foto: Bored Panda / Reprodução
Comente agora
30
Jun
Filipino faz 23 cirurgias e gasta R$20 mil para se transformar no Superman
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:28h

Qual menino nunca sonhou em ser o Super-Homem? O filipino Herbert Chavez, de 37 anos, desde criança sempre acompanhou os desenhos e filmes do super-herói mais famoso dos Estados Unidos com uma única certeza: um dia seria igualzinho ao personagem dos quadrinhos da Action Comics. O rapaz, que ainda mora na cidade de Calamba, fez 23 cirurgias nos últimos 18 anos para ficar parecido com seu ídolo. Entre os procedimentos, ele destaca as lipoaspirações, plásticas no nariz, realinhamento da mandíbula, clareamento da pele e dos dentes, implantes no peitoral, braços e bunda, além de tratamentos para o cabelo e lentes de contatos azuis para os olhos. Ao todo, o rapaz não gastou menos de R$20 mil, afirmou ele ao programa E! Não satisfeito com a fama que ganhou em seu país, o rapaz sonhou em ir além e pediu para que os médicos americanos lhe dessem braços de aço. Chocados, os profissionais de saúde criticaram Herbert ao descobrir que ele teria recorrido a injeções de produtos químicos como o MesoLipo para garantir preenchimentos eternos no corpo, o que não é recomendado em nenhum consultório e pode trazer risco à saúde como o hidrogel - que quase matou Andressa Urach. Em entrevista ao canal americano, Herbert não demonstrou arrependimento sobre suas cirurgias e afirmou: “Tudo o que aconteceu na minha vida tem sido positiva por causa de Superman. Quando meu corpo não aguentar mais isso por causa da idade, então eu vou parar. Mas eu gosto mesmo de mostrar às pessoas, especialmente as crianças das Filipinas, que eu estou aqui. O Superman é real, quero ser inspiração e dar esperança”, afirmou ele.

Comente agora
30
Jun
Planetas Vênus e Júpiter "se encontram" no céu nesta terça
Postado por: Samile Macedo / 17:09h

Desde o início do mês de junho, é possível ver os planetas Vênus e Júpiter se aproximando no céu. O fenômeno ocorre porque os planetas estão convergindo e terá o seu ápice nesta terça (30.06). Será possível ver os dois planetas a uma distância menor do que “um dedo se você apontá-lo para o céu”.

Melhor horário de observação - De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o fenômeno poderá ser visto durante o pôr do sol. Neste momento, será preciso olhar para o oeste. A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, confirma que o melhor horário para ver os planetas é no pôr-do-sol. “Entre o início do crepúsculo, às 18h, até as 20h, será o melhor horário para observar”, diz. A pesquisadora explica que o fenômeno se dá pela troca de posições dos planetas no horizonte. “O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr-do-sol e mais acima Júpiter. Nos dias que se seguem após a máxima aproximação, Júpiter é que estará mais perto do horizonte e Vênus mais acima”, detalha. O Observatório Nacional também informa que o fenômeno deve durar até o mês de julho. Porém, a configuração do céu deve mudar. “Aproveite para ver Vênus e Júpiter juntos agora porque em agosto isso não será mais possível”, diz Josina. De acordo com informações do órgão, o encontro entre Vênus e Júpiter acontece, em média, a cada dois anos. 

Comente agora
30
Jun
Milionário vive como náufrago por 11 dias em ilha vulcânica recém-formada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:18h

Um milionário de 65 anos passou recentemente 11 dias vivendo como um “náufrago” em uma ilha recém-formada perto de Tonga, no Oceano Pacífico, sobrevivendo comendo apenas lula, ovos de aves e cocos levados ao local pela correnteza, vindos de ilhas próximas. Engana-se quem pensa que ele foi vítima de um acidente - Ian Argus Stuart, ficou no local por vontade própria, e foi levado ao local por uma empresa especializada em experiências do tipo. O ex-empresário britânico e aficionado por experiências em ilhas remotas, e já teve experiências semelhantes. Desta vez, entretanto, ele passou seus dias vivendo em uma das ilhas mais recentes do mundo, formada por erupções vulcânicas entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015A ilha, que fica a cerca de 65 km a sudoeste da capital de Tonga, Nuku'alofa, surgiu após uma grande erupção subaquática. A ilha tem apenas 500 metros de extensão e segundo especialistas pode desaparecer no oceano a qualquer momento. “Durante o ano passado eu estive em outras ilhas vulcânicas – uma com rochas de lava muito pontadas, outra com grandes pedregulhos, e eu esperava algo assim aqui”, disse Ian à ABC News. “Mas na verdade não é nada disso. Ela é feita de areia e cinza comprimidas juntas. Quando você tenta escalar o vulcão, ele de despedaça na sua mão o tempo todo.”“É um lugar incrível. Deve ser como o mundo era assim que foi criado”, contou o milionário. Ian passou a maior parte de seu tempo na ilha tentando encontrar comida. Ele não leva alimentos com ele quando faz as experiências nas ilhas. (G1)

Comente agora
30
Jun
Cão que só tem 'olhos para a dona' vira sensação nas redes sociais
Postado por: Samile Macedo / 09:04h

Um cão fez sucesso nas redes sociais depois que sua dona publicou a foto em que o cão não tira os olhos dela nem no momento de posar para foto. Na descrição da imagem, a jovem contou que havia voltado de férias no dia anterior e, desde então, o cachorro não desgrudou mais dela. Publicada no domingo (28), a foto recebeu mais de 2,2 milhões de acessos. (G1)

Comente agora
29
Jun
Nem de pé, nem sentado. Assim serão os escritórios no futuro; assista
Postado por: Samile Macedo / 14:34h

Abundam os estudos que dizem que ficar oito, nove ou dez horas sentado é muito mau para a sua saúde. O contrário – estar de pé, como fazem alguns locais de trabalho – é ainda pior: as dores e o cansaço que acaba por sentir nem o deixam pensar direito, quanto mais ser produtivo. Pensando em uma solução que contornasse estes dois problemas, Wayne Yeager, programador informática do Kentucky, criou a LeanChair, uma cadeira que não é uma cadeira, é um escritório portátil onde não está sentado, nem de pé – está reclinado. Cansado de estar sentado, Wayne comprou uma escrivaninha preparada para se trabalhar de pé mas descobriu que ainda era pior. As dores nas pernas (e nas costas) não o deixavam concentrar-se. Foi nessa altura que descobriu que estar encostado, ou reclinado, era a solução. O peso é distribuído entre as costas e as pernas, sem esforçar demais nenhuma das duas partes do corpo. (Notícias ao Minuto)

Comente agora
29
Jun
Cavalo é flagrado tomando água em bebedouro para pássaros
Postado por: Samile Macedo / 08:37h

Um cavalo fez sucesso na web ao ser fotografado tomando água em um bebedouro para pássaros. A imagem publicada por um usuário do Reddit alcançou mais de 2,5 milhões de visualizações e gerou dezenas de comentários de outros usuários. "Claramente, um horsefly", brincaram alguns internautas, devido à semelhança dos nomes em inglês horse (cavalo) e horsefly (mutuca, também chamado de mosca-de-cavalo). Outros comentaram que seria pegasus, cavalo alado da mitologia grega. (G1)

Comente agora
29
Jun
15 sinais de que você está apaixonado
Postado por: Samile Macedo / 07:33h

Borboletas no estômago, head over heels e aquela vontade de estar ao lado da pessoa o tempo inteiro... Ah, o amor! E quem não ama todas essas sensações? Confira 15 sinais de que você está apaixonado - se é que você precisa de algum!

1. Em casa, no trabalho, na rua... Você só consegue pensar na pessoa - e tudo te lembra ela;

2. Músicas (e filmes) de amor nunca foram tão especiais para você;

3. Você não liga para os defeitos (até os mais chatos!) da pessoa;

4. Você fica contando as horas para estar do lado dele...

5. E quando vocês estão juntos é a melhor hora do seu dia;

6. Você fica viciado em todas as séries que ele gosta - só para vocês assistirem juntos... 

Comente agora
26
Jun
Escultura milenar com rosto "do diabo" é revelada por drone
Postado por: Samile Macedo / 16:24h

Um segredo de mil anos foi finalmente revelado nesta semana graças a um drone: uma escultura do “Diabo” escondida na Catedral de Céstria, em Cheshire, Reino Unido, há pelo menos mil anos foi, pela primeira vez, fotografada de perto pelo ser humano. As informações são do The Mirror. Uma lenda antiga diz que um padre medieval estaria supervisionando a construção da catedral e ficou surpreso ao ver Satanás olhando para ele através de uma das janelas. Na manhã seguinte, um pedreiro foi enviado para esculpir uma imagem do diabo em cadeias, numa tentativa de evitar que retornasse algum dia. Assim, a escultura revelaria a imagem do próprio Satanás de acordo com a “vítima”. Segundo a publicação, o drone estava gravando imagens do prédio histórico quando encontrou a escultura próxima a uma janela alta – que seria chamada de “Imperador de Chester” pelos historiadores. Um porta-voz da catedral disse que sabia que a escultura estava lá, mas as fotos tiradas dão uma primeira noção. (Terra)

Comente agora
25
Jun
Fim de expediente: 7 dicas do que fazer nos últimos 10 min de trabalho
Postado por: Samile Macedo / 17:54h

Ter um ritmo bem definido ao longo da jornada diária de trabalho pode ser muito benéfico para melhorar o rendimento no escritório. Tão importante como começar bem o dia, é importante terminá-lo de maneira eficiente. O cansaço e o estresse do dia a dia, assim como problemas externos, podem influenciar nesse momento crucial e causar consequências indesejáveis para o profissional. Autor do livro “You Can't Be Serious! Putting Humor to Work” (“Você não pode estar falando sério! Colocando humor no trabalho”, em tradução livre), Michael Kerr destaca a importância de fechar bem o dia. "Isso pode definir o seu estado de espírito, pode afetar seus relacionamentos pessoais, seu nível geral de felicidade e o quão bem você pode dormir naquela noite”. Portanto, por que não ter um roteiro contendo sugestões de profissionais do que fazer nos 10 minutos finais de trabalho? O iG separou 7 dicas e pediu a análise do especialista Luciano Soares, sócio-gerente da Select - consultoria em treinamento organizacional.

1 - Atualizar suas listas de afazeres: LC: “As tarefas não realizadas devem passar para o dia seguinte, em um ranking, começando pelas que têm mais prioridade, para que possam ser iniciadas nas primeiras horas do dia. Se algum prazo não foi cumprido com alguém ou algum departamento, é importante contatar o responsável, justificando e negociando novo prazo.”

2 - Organizar a mesa e área de trabalho do computador: LC: “Retirar o que não é necessário e arrumar os documentos por afinidade, sempre separando com clips ou pastas, e se possível identificando cada um com post it. Uma mesa organizada reflete a imagem de um profissional que sabe planejar suas atividades e tem um bom senso de organização.” 

Comente agora
24
Jun
Filho do Lula dono da Friboi? Veja 7 boatos da política
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 18:08h

Bombardeada por notícias ruins que vão da Operação Lava Jato à baixa popularidade, a presidente Dilma Rousseff fez questão de falar aos jornalistas sobre outro assunto ontem: o boato de que estaria internada por uma suposta tentativa de suicídio. Este não foi o primeiro e nem será o último boato da política brasileira a ganhar a internet. Veja nas páginas seguintes sete histórias falsas que já circularam – e nas quais você pode até ter acreditado. 

1 - Filho do Lula é dono da Friboi: Esse é um dos mais conhecidos boatos da política brasileira. A história falsa diz que o filho do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, seria sócio majoritário da JBS, grupo dono da marca de carnes Friboi. A farsa ganhou força com o crescimento da empresa e a veiculação das já famosas propagandas com Tony Ramos. Na internet, mensagens pediam o boicote da marca “do filho do Lula”. O boato tomou tanta proporção que foi desmentido pela própria empresa. Em comunicado, a JBS esclareceu que “Os nomes dos maiores acionistas da JBS podem ser encontrados no site, lá será possível identificar que do total de ações, 44% são de propriedade de uma holding chamada FB Participações, que é formada por membros da família Batista, fundadora da JBS.”

2 - PT trouxe haitianos para votar em 2014: Esse boato surgiu antes do período eleitoral. A história falsa dizia que 50 mil haitianos chegaram ao Brasil entre abril e maio de 2014, receberam dupla cidadania, conseguiram tirar título de eleitor e foram orientados a votar no PT. O relato é mentiroso, mas uma pesquisa da USP mostrou que muita gente acreditou. Num levantamento feito entre os manifestantes contrários à presidente Dilma, 42% das pessoas responderam que concordavam com a afirmação “O PT trouxe 50 mil haitianos para votar na Dilma nas últimas eleições”. A pesquisa foi feita durante o protesto do dia 12 de abril, em São Paulo.

3 - Aécio Neves é investigado por tráfico de drogas: Mais um boato que surgiu durante as eleições. Segundo a história, agentes da DEA, a agência antidrogas dos Estados Unidos, teriam visitado um juiz brasileiro para saber sobre o caso do helicóptero da família do senador Zezé Perrella (PDT-MG), onde foram encontrados 445 kg de pasta-base de cocaína. O boato diz que os agentes americanos teriam citado o nome do senador Aécio Neves (PSDB), candidato à presidência derrotado em 2014. O caso do helicóptero realmente aconteceu, mas não há nada que ligue o tucano ao episódio. A história acabou alimentando outro boato envolvendo o senador do PSDB e que circula na internet há anos. Segundo o boato, o político seria usuário de drogas. A história foi explorada no submundo da internet durante as eleições, mas não existe nenhuma prova concreta para ela.

4 - CIA matou Eduardo Campos para beneficiar Marina Silva: A morte do candidato à presidência Eduardo Campos (PSB) foi alvo de diversos boatos, alguns deles envolvendo a então candidata a vice Marina Silva. Campos morreu em um acidente aéreo durante a campanha eleitoral de 2014 e Marina assumiu a candidatura pelo PSB. De todas as histórias criadas em cima do episódio, nenhuma é mais mirabolante do que esta. Um texto publicado pelo jornalista americano Wayne Madsen sugere que a CIA (isso mesmo, a CIA) teria sabotado o voo que levava Eduardo Campos, causando o acidente. O objetivo seria beneficiar Marina Silva. Segundo o site Boatos.org, dedicado a desmentir histórias falsas que aparecem na internet, Wayne Madsen é conhecido nos Estados Unidos por divulgar teorias da conspiração sem base na realidade. A investigação da FAB não indicou qualquer indício de sabotagem no voo que levava Campos.

5 - Dilma vai congelar a poupança: 

Comente agora
24
Jun
Suposto fantasma de viúva é visto perto de "ponte da morte"
Postado por: Samile Macedo / 11:55h

Uma imagem tirada de uma casa antiga na Escócia está rodando pelas redes sociais por, supostamente, mostrar “o fantasma de uma viúva solitária” que faz parte de uma história local. A mulher estaria olhando para uma ponte onde mais de cem cachorros pularam – e morreram. As informações são do Daily Mail. Segundo alguns acreditam, a figura branca da mulher estaria “espiando por trás das cortinas”, olhando para o Overtoun Estate, perto de Dumbarton, Escócia. O viaduto foi apelidado de “ponte do suicídio do cão” ou "ponte da morte", depois que ao menos cem cachorros saltarem e morrerem nas últimas cinco décadas. A figura, capturada em uma das janelas da mansão do século 19, é apontada como sendo de Lady Overtoun, que também é conhecida como a “Dama Branca”, que estaria por trás dos estranhos acontecimentos na ponte. Seu marido, Baron Overtoun, era um bilionário e alguns acreditam que teria envolvimento em alquimia.

Comente agora
23
Jun
Aparelho médico para imobilizar criança causa polêmica na internet
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:35h

Um aparelho médico que serve para imobilizar crianças em exames de diagnóstico por imagem causou estranheza na internet. A imagem de um bebê "preso" em um tubo de plástico foi publicada no site 'Reddit' e assustou os usuários. Segundo o jornal britânico 'Daily Mail', o aparelho "Pigg O Stat" é utilizado na medicina desde a década de 1960. O principal objetivo é imobilizar crianças pequenas para possibilitar a realização de radiografias com precisão. Muitos internautas que desconheciam o objeto pensaram que a criança estava sendo torturada ou esmagada. Mas, o "Pigg O Stat" não é uma máquina de tortura, mas um imobilizador pediátrico. De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável por regulamentar a importação e utilização desses produtos no Brasil, os imobilizadores são considerados produtos de baixo risco. Segundo a Anvisa, o "Pigg O Stat" ainda não é utilizado no Brasil.

Comente agora
23
Jun
Estudantes criam camisinha que muda de cor ao detectar DSTs
Postado por: Samile Macedo / 17:19h

Um grupo de estudantes do ensino médio de uma cidade no Reino Unido criou uma camisinha que muda de cor quando entra em contato com vírus de doenças sexualmente transmissíveis. A invenção, batizada de "S.T.EYE", tem um indicador embutido que detecta infecções como clamídia e sífilis, mudando de cor de acordo com os micro-organismos presentes. Daanyaal Ali, de 14 anos, Muaz Nawaz, de 13, e Chirag Shah, de 14, estudam na Academia Isaac Newton em Ilford, Essex. O objetivo deles era "tornar a identificação de doenças venéreas mais seguras do que nunca", sem a necessidade de testes invasivos. A criação deles recebeu o prêmio TeenTech, dedicado a adolescentes. Os alunos receberam cerca de R$ 4 mil, além de uma viagem para o Palácio de Buckingham, em Londres. "Criamos o S.T.EYE como uma nova forma de ajudar no futuro a próxima geração", diz Daanyall. "Encorajamos estudantes a levar sua sideias para fora da sala de aula, promovendo encontros com profissionais de mercado, ajudando os alunos a abrir olhos para o potencial de suas ideias", disse a fundadora do TeenTech, a britânica Maggie Philbin. (O Globo)

Comente agora
23
Jun
Bizarro: Cobra morre após devorar porco-espinho
Postado por: Samile Macedo / 14:20h

Uma cobra enorme morreu após devorar um porco-espinho em uma reserva na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul. Segundo o usuário "BigDeadPixel", que publicou as fotos na rede social Reddit, a píton-africana (Python sebae) morreu um dia depois de devorar o porco-espinho devido aos ferimentos internos provocados pelos espinhos da presa. (G1)

Comente agora
23
Jun
São Desidério: Família colhe mandioca de mais de 2 metros em fazenda: 'virou atração'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:05h

Uma mandioca de mais de dois metros de comprimento foi colhida em uma fazenda localizada no município de São Desidério, na região oeste da Bahia. A filha do proprietário da fazenda, que fica no povoado de Palmeiral, a psicopedagoga Cláudia de Carvalho, conta que ajudou a colher a mandioca e diz que os moradores da localidade ficaram surpresos. A raiz "gigante", que mede precisamente 2,23 metros e pesa 13 kg, foi colhida na manhã do domingo (21). "A gente cavou e viu que era bem grande. Todo mundo ficou surpreso, fez vídeos e tirou fotos. Virou atração turística", comentou a psicopedagoga, em contato com o G1. Ainda segundo ela, a família recebeu uma oferta de R$ 500 para vender a mandioca, mas o pai dela recusou o negócio. Cláudia conta que a família planta mandioca na fazenda para consumo próprio, mas que nunca viu nada igual. "A gente ainda não comeu. Estamos até com dó de descascar. Ela vai ficar até o dia que ela aguentar", brincou. De acordo com o engenheiro agrônomo Mário Iglesias, de São Desidério, três motivos explicam esse fenômeno: bom volume de chuva, solo de qualidade e adubação. (G1/ Bahia)

Comente agora
22
Jun
Peter Pan da vida real: coreano de 26 anos parece criança
Postado por: Samile Macedo / 15:03h

Shin Hyomyung vem sendo considerado o Peter Pan Da Coreia do Sul. Aos 26 anos, ele tem de andar com um documento que comprova que nasceu em 1989, já que aparenta não ter mais que 12 anos. As informações foram publicadas pelo Mirror. De acordo com a publicação, a aparência de Shin indica que ele ainda não atingiu a puberdade - as bochechas rosadas e a voz fina são os principais indícios. Um programa de TV coreano seguiu os passos de Shin em uma balada e mostrou que o rapaz tem de mostrar o documento a todo momento. Shin sofre de uma condição rara que faz com que ele se desenvolva muito lentamente – apesar de isso não ser reconhecido pela medicina. Fotos da infância mostram que o coreano se desenvolveu normalmente até chegar à puberdade, quando seu crescimento praticamente parou. (Terra)

Comente agora
22
Jun
Cientistas treinam abelhas para detectar drogas
Postado por: Samile Macedo / 11:46h

Pesquisadores da Universidade de Colônia, na Alemanha, dizem ter treinado abelhas para que identificassem odores de heroína e cocaína. Os cientistas descobriram que as abelhas respondiam de forma específica com a vibração de suas antenas à concentrações de drogas como heroína e cocaína. Eles dizem que os insetos podem, eventualmente, substituir cães farejadores em aeroportos, já que seriam "menores, menos caros, mais fáceis e rápidos de serem treinados". "Testamos a capacidade de abelhas de aprender o aroma de heroína e as treinamos para que mostrassem uma resposta comportamental confiável na presença de um odor altamente diluído de heroína pura", disse o estudo, divulgado na publicação científica online Plos. Segundo os pesquisadores, não houve reação significativa das abelhas ao odor de maconha e anfetaminas. As antenas de insetos são os órgãos mais sensíveis já descobertos para a detecção de moléculas voláteis, de acordo com o estudo, e seriam "mais sensíveis que o melhor dos sensores artificiais". Assim, estes animais poderiam ser usados como biossensores para tipos diferentes de odores e aplicados na detecção de doenças, contaminação alimentar, resíduos explosivos e drogas. Mas os especialistas advertiram que mais estudos são necessários. 

Comente agora
22
Jun
Olhos vermelhos na piscina? A culpa não é do cloro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 02:21h

Michael J. Beach é um dos responsáveis do Centro de Controle de Doenças britânico e especializado na qualidade das águas. Foi ele quem revelou que não existe relação entre os olhos vermelhos e o cloro, segundo o site ‘Action Four News’. O especialista que, na verdade, é o suor e a urina que são responsáveis por esse efeito, quando se juntam ao cloro. “O cloro liga-se às coisas que tenta eliminar da água e forma estes irritantes químicos. É isso que causa os olhos vermelhos. É o cloro juntamente com a urina e o suor”, explicou. Ou seja, a existência de chuveiros perto das piscinas não é uma opção para os mais obcecados com limpeza, é mesmo uma obrigação para que não sejam levados para as piscinas fluídos corporais que não pertencem lá.

Comente agora
21
Jun
Confira as 7 habilidades dos executivos do futuro
Postado por: Samile Macedo / 11:21h

Em meio à incerteza da economia e quando tudo parece pouco sólido, pode parecer um exercício infundado fazer planos de carreira. No entanto, o cenário atual não deve fazer com que um profissional descuide de suas ambições futuras. Assim como as empresas, que usam sua visão de longo prazo como um caminho a ser seguido e fazem ajustes durante o percurso, todos devem procurar se ajustar. No caso de quem busca ascensão profissional, isso significa analisar quais serão as competências mais importantes para alcançar o topo e desenvolvê-las com o tempo. Um estudo da CTPartners, empresa de recrutamento executivo, feito com companhias de 24 países, inclusive o Brasil, analisa quais serão as habilidades mais importantes dos líderes daqui a cinco anos, em 2020. Trata-se de um prazo bom, não muito distante e improvável, nem tão próximo a ponto de ser inviá­vel. Sete executivos brasileiros que ocupam, hoje, os principais cargos de suas empresas contaram à VOCÊ  S/A o que fazer para chegar onde estão.

Presidente: um bom ouvinte - O presidente do futuro é um excelente comunicador e ouvinte. Sua liderança será baseada em conhecimento, intuição e conselhos de colegas. O resultado será um líder que transmite propósito e humildade. Três das principais competências incluem ser um cidadão global, transitar entre diversas culturas e cenários econômicos e adaptar-se a eles, calculando riscos, abraçando mudanças e questionando os modelos de negócios atuais. Agir como um embaixador da companhia, sendo acessível e visível aos funcionários e personificando os valores e as qualidades da empresa e de seus produtos para os clientes. E, finalmente, saber atrair, engajar e inspirar profissionais jovens. 

Comente agora
21
Jun
Raiva, inveja ou medo podem te ajudar no trabalho
Postado por: Samile Macedo / 10:29h

As emoções negativas, como raiva, inveja e depressão, estão associadas na mente humana ao fracasso. Seriam causa ou consequência dos malogros pessoais. Porém, como dizem os psicólogos Todd Kashdan e Robert Biswas-Diener no livro The Upside of Your Dark Side (“O lado positivo do seu lado negro”), estas emoções podem ser de grande ajuda. “Negativa é um termo pejorativo”, dizem os autores. As emoções ditas “negativas” são ferramentas poderosas: servem de sinal de alerta, indicando a necessidade de mudanças, e também são “escadas” para o alcance de objetivos. Por exemplo, ninguém gosta de sentir raiva. Porém, caso um indivíduo fosse hipoteticamente privado de arroubos de ira, não teria mecanismos de prevenção à exploração por outros seres humanos. Seria facilmente manipulado. A execrada emoção da inveja, por sua vez, é essencial para que se emule eficazmente as pessoas invejadas. Segundo pesquisas, esta sensação causa um aumento na atenção e na memória do ser humano. Neurologicamente falando, é o ferrão do ciúme e do despeito que permite ao invejoso lembrar de cada detalhe do invejado – e doravante copiá-lo com sucesso. (Pode-se argumentar, no caso, que a emoção mais sadia, nestas situações, seria a admiração. A dupla de psicólogos contra-argumenta que esta emoção, por louvável que seja, seria neutra. Sem a faísca de ignição da inveja, de pouco valeria.). 

Comente agora
19
Jun
Corvo recolhe lixo e joga em lixeira
Postado por: Rodrigo Almeida / 20:32h

Um corvo foi fotografado, por várias vezes, tendo uma atitude, no mínimo, educada. As fotos foram compartilhadas no Reddit e, em dois dias, alcançaram mais de 1 milhão de visualizações. Na primeira foto, o corvo acha um prato de plástico jogado em um gramado. No objeto, havia arroz, do qual o pássaro se alimentou. Após comer, o corvo pega o prato e joga-o na lixeira. Na descrição da sequência de fotos, quem a postou no Reddit escreveu: “Eu só gostaria que mais pessoas fossem como esse corvo”.(Band Notícia)

Comente agora
19
Jun
Mulher cai em bueiro após se distrair enquanto digitava no celular
Postado por: Samile Macedo / 16:01h

Que os smartphones roubam nossa atenção diariamente, ninguém pode negar. Mas uma chinesa amargou sérias consequências após ficar pendurada no aparelho enquanto andava pelas ruas da cidade de Mianyang, na província chinesa de Sichuan.Ela ficou com a perna esquerda presa em um bueiro depois de pisar em falso na grade. De acordo com o “Mirror”, a jovem, que não teve o nome divulgado, ficou presa por cerca de 45 minutos até a chegada do resgate, quando recebeu ajuda de outras pessoas que passavam pelo local. “Conseguimos remover as barras e rapidamente a libertamos. Sua perna ficou um pouco arranhada e machucada, além de dormente por ter ficado espremida entre as grades, mas ela e recuperou rapidamente e não precisou de tratamento médico”, contou Ming Lai, porta-voz dos bombeiros. A julgar pelas fotos da cena publicadas nas redes sociais chinesa a menina parecia bastante envergonhada com a situação.”Ela cobriu o rosto com as mãos, quando as pessoas estavam reunidas em volta e ficou claro que ela não queria estar lá”, escreveu um dos internautas. (Uol)

Um comentário
18
Jun
Metano reforça existência de vida em Marte
Postado por: Rodrigo Almeida / 20:20h

A descoberta de metano em meteoritos marcianos levanta mais uma vez a possibilidade de vida no planeta vermelho. A novidade foi divulgada esta semana na página de notícias da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e reforça a descoberta feita pelo robô Curiosity, da Agência Espacial Americana (Nasa, sigla em inglês), que em dezembro de 2014 detectou metano na atmosfera de Marte. A descoberta de um grupo internacional de cientistas levanta a possibilidade de o metano ser usado como fonte de alimento por formas rudimentares de vida que poderiam existir abaixo da superfície do planeta. Na Terra, diversos tipos de micróbios sobrevivem dessa forma. Os pesquisadores examinaram amostras de seis meteoritos de rocha vulcânica originária de Marte e verificaram que os objetos contêm gases na mesma proporção e com a mesma composição química identificada na atmosfera marciana. As seis amostras continham metano, medido com um espectrômetro de massa, aparelho capaz de determinar a massa e a estrutura química de moléculas. As rochas foram esmagadas e foram medidos gases que foram liberados nesse processo. A equipe de cientistas também examinou dois meteoritos que não eram de Marte e eles continham quantidades menores de metano. Segundo um dos coautores da pesquisa, o professor de geofísica de Yale, Sean McMahon, mesmo que fique comprovado que o metano marciano não alimenta micróbios, a evidência pode ser sinal da presença de um ambiente morno, úmido e quimicamente reativo onde há possibilidade de sobrevivência.(Band News)

Comente agora
17
Jun
Carros da coleção de Paul Walker são furtados por parceiro de negócios, diz site
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:46h

Um antigo parceiro de negócios do falecido Paul Walker, Richard Taylor, furtou mais de 30 carrros da coleção do ator. Os automóveis de Roger Rodas, que pilotava o Porsche que matou os dois, um dia após o acidente com o protagonista de 'Velozes e Furiosos', também foram furtados. O crime foi relatado no último dia 15 por um site especializado em celebridades, de acordo com Estadão. Taylor está sendo processado pelas pessoas que cuidam do patrimônio do ator desde que ele morreu, em 30 de novembro de 2013. Os carros foram levados pelo suspeito para um local desconhecido e ele se recusa a entregá-los. Acredita-se que alguns dele já foram até vendidos. De acordo com os responsáveis pela coleção de Walker, sete dos 30 carros levados com certeza são do ator, entre eles um Porsche 911 GT3 RS, um BMW M3 2008, um Ford Crown Victoria 2006, três BMW M3 1995 e uma picape GMC 2004. Os outros ainda estão sendo inventariados.

Comente agora
17
Jun
Vinagre no lugar do amaciante? Sim, o truque funciona! Aprenda a usar
Postado por: Rodrigo Almeida / 19:41h

O vinagre pode substituir o amaciante na lavagem de roupas. Ao ler ou ouvir de algum parente ou amigo essa dica de limpeza, bate aquela desconfiança: mas funciona mesmo? E a resposta é sim! Veja porque o truque caseiro é eficaz e saiba como usar o vinagre corretamente na hora de lavar sua roupa.

Vinagre = amaciante? A dona de casa, criadora e editora do site Donas de Casas Anônimas, Renata Marques, afirma que, por experiência própria, o vinagre amacia as roupas, sendo uma ótima alternativa ao amaciante comum. O condimento usado no preparo de pratos saborosos, seria capaz de amaciar as fibras do tecido e retirar os resíduos do sabão, além de ser um produto mais barato e biodegradável.

Como substituir o amaciante por vinagre: Qual tipo de vinagre usar? Em teoria qualquer vinagre pode ser usado, porque todos contém o ácido acético responsável por amaciar as roupas. Mas dê preferência aos incolores, como o vinagre de vinho branco.

Qual a medida? Use aproximadamente 100 ml de vinagre para cada cinco quilos de roupas.

Comente agora
17
Jun
Tomografia revela 'sapo que engoliu sapo'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:38h

Elas parecem ser as imagens de uma maleta em formato de sapo passando pelo raio-X da segurança de um aeroporto. Mas esses modelos em 3D revelam os detalhes de uma vida e uma morte extraordinárias. Indicado pela cor vermelha está um sapo inteiro, completamente enrolado dentro do estômago de seu predador – outro sapo. A pata traseira esquerda da presa se projeta para fora do esôfago do sapo comilão, um sapo-boi (Ceratophyrs ornata), enquanto seu pé pousa sobre a língua do predador. As imagens revelam, literalmente, um sapo que engoliu um sapo.

Comente agora
17
Jun
Lousa com lições de 1917 é achada após reforma em escola nos EUA
Postado por: Samile Macedo / 16:12h

Uma reforma na Emerson High School, na cidade de Oklahoma, nos EUA, revelou neste mês de junho uma série de quadros-negros que preservaram lições e desenhos coloridos feitos com giz e datados de 1917. As lições se mantiveram preservadas porque novos quadros foram afixados sobre os antigos nas paredes da escola, erguida em 1895. Foram localizados itens curiosos, como uma tabuada circular, um calendário com a contagem regressiva para o Natal de 1917 e uma lição redigida em letra cursiva sobre os "pilgrims", os primeiros colonos ingleses que se estabeleceram no território do atual Estados Unidos. Elas foram escritas com giz no período entre 30 de novembtro e 4 de dezembro daquele ano. De acordo com os responsáveis pela escola, os quadros-negros com as lições do passado serão preservados pela escola. No lugar dos quadros-negros serão instaladas lousas inteligentes. A expectativa da direção é descobrir se novos achados serão localizados durante a reforma em outros espaços do prédio. (G1)

Comente agora
17
Jun
Confira cinco dicas práticas para cumprir metas e alcançar objetivos
Postado por: Samile Macedo / 09:40h

Um estudo publicado na revista Psychological Science propõe uma solução simples e eficaz para combater a procrastinação. Para Daphna Oyserman, professora de Psicologia e pesquisadora da Universidade do Sul da Califórnia (University of Southern California, ou USC), “as pessoas assumem que devem dar conta do presente e que seu eu do futuro pode lidar com o que está por vir. Esta regra aparentemente plausível pode desviar as pessoas, em parte porque alguns eventos futuros exigem ação atual”. A pesquisadora explica que, para que o futuro possa motivar a ação atual, ele deve parecer iminente, ou seja, devemos pensar no futuro como o agora. Ela chegou a esta conclusão após uma série de experimentos em parceria com Neil Lewis Jr., da Universidade de Michigan. Eles descobriram que os participantes viam o futuro como sendo muito mais próximo quando calculavam suas metas e prazos em unidades de dias em vez de meses ou anos – e, assim, sentiam-se mais motivados para realizar seus objetivos. Para André Galassi, especialista em gestão da plataforma de negócios Contaty, o estudo reflete uma realidade que se aplica tanto na vida pessoal quanto profissional. “Quando planejamos alcançar grandes metas e realizações, é muito comum que fiquemos intimidados com o tamanho do desafio e, sem nos dar conta, nos assustamos e afastamos o início do projeto. Este cenário se torna ainda mais frequente quando se refere a planos a longo prazo”, explica. O que os pesquisadores americanos concluíram é que sabemos que nosso tempo, recursos e atenção são limitados, desta forma, colocamos como prioridade os eventos que são urgentes, ou seja, que devem acontecer em questão de dias ou horas. 

Comente agora
16
Jun
As 20 mentiras mais frequentes que a gente conta no Facebook
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 22:28h

Um estudo feito com 2.000 usuários de Facebook mostra como as pessoas deturpam algumas informações sobre suas vidas para que seu perfil do Facebook pareça “um pouco mais interessante do que deveria ser” (aprecio esses eufemismos). O que há por trás de nosso comportamento virtual? Até aí, nenhuma novidade. 80% dos entrevistados confessaram já terem feito alguma coisa para “tunar” o perfil na rede social – desde postar artigos que não leu só para parecer inteligente, até fazer check-in em locais onde nunca esteve. Segundo John Bartholomew, um dos responsáveis pelo estudo, as redes sociais são o espaço digital que encontramos para definir a nós mesmos. “Isso leva a uma cultura de vangloriar-se desnecessariamente e a um sentimento equivocado de importância própria que pressiona as outras pessoas a se sentirem inadequadas. O perfil de um indivíduo nas redes sociais é sua versão ideal que foi deliberadamente construído. Mas é importante que nossa necessidade de se sentir em alta não acarrete em mentiras.” Enquanto metade dos pesquisados admite que tem mais amigos na vida digital do que tem na vida real, um quarto das pessoas sente algum tipo de orgulho do número de amigos e seguidores que possui. Para completar, o estudo fez um levantamento de quais são essas mentiras mais frequentes que a gente conta no Facebook. Vamos à lista:

The top Fakebook lies

  1. 1 - Usar uma foto antiga como “foto de perfil” para parecer mais jovem e atraente
  2. 2 - Remover fotos feias
  3. 3 - Ler artigos nos aplicativos de jornais para parecer inteligente
  4. 4 - “Curtir” alguma coisa para parecer intelectual
  5. 5 - Editar uma foto para ficar mais bonito (o famoso photoshop)
  6. 6 - Mandar mensagem para alguém que não é seu amigo na vida real
  7. 7 - Escrever um status update que é uma mentira
  8. 8 - Usar a foto de perfil de uma pessoa que não é você
  9. 9 - Escrever um status update exagerando o quão divertida foi determinada festa ou evento
  10. 10 - Mentir no campo “Relacionamento” (ex: falar que está em um relacionamento quando na verdade está solteiro)
  11. 11 - Adicionar alguém como amigo simplesmente porque a pessoa é bonita
  12. 12 - Inventar um status update para chamar a atenção
  13. 13 - Dar uma exagerada no nome da sua profissão
Comente agora
16
Jun
Veja como descobrir se o extintor do carro foi adulterado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:18h

Desde o final do ano passado, a obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio com carga ABC nos veículos tem sido motivo de preocupação. Com a falta do produto, alguns estabelecimentos praticaram preços abusivos. O Ministério das Cidades vai adiar pela 3ª vez o prazo para os motoristas se adequarem. Mas os Detrans alertaram para um outro problema: extintores adulterados (veja abaixo como saber se o extintor é regular). De acordo com a Associação Nacional dos Detrans (AND), apenas no Paraná são pelo menos 10 casos por dia nas vistorias. A adulteração é feita na data de fabricação, validade ou no tipo do extintor, que deve ter validade de 5 anos. Algumas pistas de irregularidade são sinais de raspagens ou adesivos colocados por cima das datas. “Nossos vistoriadores têm flagrado casos em que o cidadão chega com o extintor recém comprado e que está com a data de validade adulterada”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Marcos Traad, que é do Detran-PR. Extintores falsificados foram apreendidos recentemente em Mato Grosso - dois homens foram presos com 270 unidades. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ambos fazem parte de uma quadrilha interestadual de falsificação e comercialização do produto. Em São Paulo, a polícia fez apreensões em São José dos Campos e São Carlos. Em Jundiaí, também em São Paulo, o falsificador mudou os rótulos para o novo tipo ABC, usando um CNPJ que não existe. Em Minas Gerais, um homem foi preso com quase 100 unidades com vencimento adulterado de 2014 para 2020.

2) Há informações sobre validade e/ou fabricação em 3 lugares:
O extintor vale por 5 anos. A data aparece no corpo do equipamento, pintada, e não adesivada, com informação de semestre e ano. Além disso, há marcação do ano no fundo do extintor, em baixo relevo. E a data de fabricação aparece junto ao medidor. No extintor adulterado, segundo a Associação dos Detrans, há sinais de raspagem e adesivos são colocados por cima.

Um comentário
16
Jun
Asteroide Ícaro passará "perto" da Terra nesta quarta-feira
Postado por: Samile Macedo / 16:35h

Um asteroide chamado “Ícaro” pode passar “de raspão” pela Terra nesta quarta-feira. Apesar de ser conhecido que pedra de mais de 1 km de extensão não poderá atingir o planeta, algumas pessoas dizem se preparar há semanas para aquilo que chamam de “apocalipse”. As informações são do The Mirror. O asteroide é monitorado por cientistas. Caso atingisse a Terra, esta pedra gigante teria capacidade de destruir todo o mundo, mas é calculado que passe a mais de oito milhões de quilômetros de distância. Apesar disso, um canal na internet chamado Telescópio Slooh se prepara para acompanhar a passagem do objeto e mostrar sua jornada para a audiência. “Slooh irá mostrar as imagens do potencialmente perigoso Ícaro em seu dia de aproximação. É importante acompanharmos seu movimento para entendermos a importância disso para a ciência”, disse um porta-voz. O nome do asteroide faz referência à mitologia grega em que Ícaro, filho de Dédalo, morre após uma queda de um voo em que fica muito próximo ao sol. Embora este asteroide não represente real perigo, teorias da conspiração na internet apontam outro que estaria se aproximando da Terra e poderia atingir o planeta em setembro deste ano, acabando com a civilização. (Terra)

Comente agora
15
Jun
Pesadelo: o que acontece quando uma pessoa acorda durante uma cirurgia?
Postado por: Rodrigo Almeida / 21:03h

Além do medo de não acordar de uma cirurgia, um dos maiores temores de quem vai passar por qualquer tipo de procedimento cirúrgico é, justamente, o de acordar, só que bem no meio da coisa toda. Afinal, todo mundo já ouviu histórias de pessoas — ou inclusive passou pela experiência na própria pele! — de voltar da anestesia antes da hora, e muitos desses relatos são simplesmente aterrorizantes. Segundo os especialistas, é relativamente raro que uma pessoa volte da anestesia geral enquanto está sendo submetida a uma cirurgia. Contudo, você sabe com qual frequência esses episódios acontecem ou, ainda, quais são as razões de eles ocorrerem?

Números: Um levantamento conduzido pela Associação de Anestesistas da Grã Bretanha e pelo Royal College of Anaesthetists do Reino Unido analisou os registros de 3 milhões de cirurgias realizadas no período de mais de um ano.

Comente agora
15
Jun
Prática de ioga pelado atrai curiosos de todo o mundo
Postado por: Samile Macedo / 17:56h

Momento para o relaxamento e reflexão interior, ioga se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo e é uma prática muito procurada por aqueles que buscam tranquilidade e boas energias. Entretanto, a nova moda na Austrália vai além da tradicionalmente conhecida e propõe a prática da ioga sem nenhuma peça de roupa. Os movimentos e a meditação não são muito diferente do que os praticantes da ioga tradicional estão acostumados, no entanto, o único requisito é estar pelado e ter muita concentração. Apesar de apenas recentemente ter sido amplamente divulgada nas redes sociais, com a hashtag #nudeyoga, a prática já existe desde o início do ano passado e, desde então, atrai curiosos do mundo todo. A grande divulgação da modalidade aconteceu quando Chloe James e Kelly Ramsay, ex-participantes do programa culinário My Kitchen Rules, resolveram experimentar a novidade e publicaram fotos em suas páginas do Instagram. A especialista em ioga pelado, Rosie Reed, foi a responsável por ministrar a aula de ioga sem roupas para as estrelas. (iBahia)

Comente agora
15
Jun
Tribo canibal desenvolveu resistência a doenças neurológicas
Postado por: Samile Macedo / 08:01h

Para demonstrar luto, os Fore, uma tribo do arquipélago de Papua Nova Guiné, na Oceania, tinham o costume comer cérebros dos parentes mortos. A prática, no entanto, espalhou uma proteína defeituosa por todo o povoado, gerando o Kuru, uma doença que matou 10% da população Fore em meados do século XX. Porém, uma pesquisa recente mostra que os sobreviventes da doença transmitiram a seus descendentes mutações que tornou o parte do povo Fore imune ao Kuru e, possivelmente, outras doenças degenerativas no cérebro.O Kuru, chamado de “doença dos canibais”, e o mal de Creutzfeldt-Jacob, a forma humana da Vaca Louca, são causados por um tipo de proteína defeituosa chamada príon. O pouco que se sabe dos príons é que eles se espalham obrigando proteínas normais a replicarem sua forma defeituosa, formando buracos microscópicos e fazendo do órgão uma esponja. (iBahia)

Comente agora
15
Jun
Amizades começam melhor com um sorriso, de acordo com uma pesquisa
Postado por: Samile Macedo / 07:54h

Se você deseja iniciar uma nova relação, simplesmente sorria. Pelo menos é o que sugere um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A pesquisa concluiu que as pessoas são muito mais conectadas com as emoções positivas do que com as negativas na formação de novas relações. O sorriso, que tem a função de externar os bons sentimentos, serve como gatilho de novas amizades. A equipe da pesquisadora Belinda Campos realizou dois estudos para testar o papel que as emoções positivas têm nos relacionamentos. O primeiro estudo testou o quão conscientes 66 casais de namorados eram das emoções positivas de seus parceiros. O teste ocorreu enquanto os casais discutiam e mostrou que, mesmo nestas situações, os casais foram capazes de acompanhar precisamente as emoções positivas dos companheiros. O segundo experimento foi feito com 91 mulheres solteiras. Elas assistiram a seis vídeos emocionantes na companhia de um estranho e se sentiram mais próximas dos que exibiram emoções positivas. Os resultados mostraram que as pessoas estão muito mais conscientes das emoções positivas dos outros do que das negativas. 

Comente agora
14
Jun
Bizarro! Homem quebra a perna ao ter relações sexuais com cavalo e é preso
Postado por: Samile Macedo / 16:12h

Um homem de 45 anos pode pegar até 180 dias de prisão por ter relações sexuais com cavalos. O caso aconteceu no estado norte-americano do Texas. Segundo o portal DailyMail, Cirilo Castillo Jr foi acusado pelo crime de crueldade contra os animais. De acordo com o DailyMail, Cirilo quebrou a perna ao tentar executar um ato sexual em um cavalo, em fevereiro, e foi detido. Ele foi encontrado ferido em um celeiro. Em depoimento, ele contou aos policiais que foi atingido por um carro e se arrastou até o local para se abrigar. Porém, os investigadores acreditam que Castillo foi chutado por um cavalo. Em 2013, o acusado chegou a amarrar um animal para realizar atos sexuais. Desconfiado, o proprietário dos cavalos instalou uma câmera de vigilância no local e descobriu o crime. (iBahia)

Comente agora
14
Jun
Vivemos em uma 'Matrix' e teremos mundo paralelo até 2065, diz cientista
Postado por: Samile Macedo / 14:26h

E se a realidade fosse uma simulação de computador criada por humanoides que estão no futuro? A ideia, similar à do filme "Matrix", de 1999, deixou de ser encarada como ficção científica e virou uma possibilidade real. Ao menos para Richard Terrile, diretor do centro de computação evolutiva e design automatizado do centro tecnológico da Nasa. Em conversa com o iG, ele diz que a evolução tecnológica está por trás dessa constatação e se propõe a criar outro mundo virtual em cerca de 50 anos. "Quando você vai ao cinema e assiste aos filmes por meio de simuladores de realidade virutal, por exemplo, acaba tentando se desvencilhar de objetos virtuais por achar que eles são reais. É isso que fazemos diariamente. E é um tipo de realidade completamente diferente que queremos oferecer no futuro", diz. Para o cientista, que participou do projeto da sonda Voyager 2, responsável pela descobertas de várias luas de Saturno, Urano e Netuno em 1986, a espécie humana vive em um tipo de universo ainda mais super-realista do que o de jogos que permitem a exploração detalhada da rotina de personagens virtuais. "Até que uma partícula seja observada, ela não apresenta um estado definido. Conforme 'passamos de fases', vamos descobrindo outras realidades", pondera.

Leia abaixo a entrevista completa com o físico:

Comente agora
13
Jun
Pajero, Laputa, Pinto. Conheça os carros cujos nomes causaram problemas às montadoras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:34h

Os nomes desempenham um papel importante na venda dos carros, tanto que mudam as gerações, e às vezes até o conceito, mas a nomenclatura fica. Algumas são até "ressuscitadas" como a do Voyage ou mudados repentinamente como foi o caso de outro VW, o Fox, pois o primeiro cogitado foi Tupi, porém, em mercados de língua inglesa, a pronúncia ficaria um tanto escatológica: to pee, ou seja, fazer xixi. Foi usado então o Fox, raposa em inglês, nome que era utilizado na versão de exportação da primeira geração do Voyage. A premissa é que o nome do modelo deve transmitir subliminarmente um conceito, um ideal, uma imagem que deverá cativar a preferência do público-alvo e ser fácil de ser pronunciado em várias línguas. Mas alguns batismos foram tão infelizes que tiveram de ser alterados em alguns países porque significam obscenidades ou termos que gerariam piadas.

Felizmente, o Ford Pinto, que fez sucesso nos Estados Unidos e Canadá entre 1970 e 1980, não veio ao Brasil. Mas existem muitos nomes complicados, como o da van Vito, da Mercedes, que em sueco se refere aos órgãos genitais femininos. Atualmente em sua terceira geração, o Honda Fit foi batizado inicialmente de Fitta, mas na Noruega, Suécia e Finlândia seria o mesmo que vulva. Então os japoneses adotaram na Europa o pacífico nome de Jazz. Outros japoneses, os da Mitsubishi, também tiveram que criar um novo nome para um dos seus produtos mais populares, a Pajero. Em espanhol o nome do utilitário esportivo remete a uma pessoa que se masturba com frequência. A solução foi modificar para Montero. (Correio)

Comente agora
13
Jun
Pesquisadores descobrem sete espécies de minis sapos no Sul do Brasil
Postado por: Rodrigo Almeida / 21:40h

Pesquisadores vinculados à organização não governamental Mater Natura descobriram nas montanhas da Serra do Mar, entre os estados do Paraná e de Santa Catarina, sete espécies de minissapos do gênero Brachycephalus, cujo tamanho varia de 6 milímetros a 1 centímetro. A descoberta foi publicada na revista científica PeerJ, em artigo assinado pelo ecologista Marcos Bornschein, da Universidade Federal de Minas Gerais, estudioso do gênero de sapos desde 1990. Assinam também os biólogos Márcio Pie, da Universidade Federal do Paraná, e Luiz Fernando Ribeiro, do Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais. Marcos Bornschein informou à Agência Brasil que, embora as espécies de sapinhos só possam a ser consideradas ameaçadas de extinção mediante reconhecimento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para fins práticos, e face à sua sensibilidade às mudanças climáticas, os minissapos foram incluídos no Plano Nacional para a Conservação dos Anfíbios e Répteis Ameaçados da Região Sul do Brasil, do Ministério do Meio Ambiente. A inclusão no plano é um reconhecimento de que as espécies estão ameaçadas de extinção, informou o pesquisador. O plano engloba ações prioritárias de conservação. Os novos de sapos não são vistos com facilidade, porque vivem escondidos sob as folhas acumuladas no solo da floresta. Para a ciência, Bornschein disse que a descoberta é um passo importante porque, “com isso, agora, o gênero Brachycephalus passa de 21 para 28 espécies. São as primeiras [espécies] conhecidas em Santa Catarina”. Segundo ele, é ampliada a “ocorrência até então conhecida desse grupo de sapinhos e isso mostra que muitas outras espécies poderão ser descobertas, não só de outros animais, mas do próprio grupo de anfíbios”. A descoberta, sustentou Bornschein, não encerra o projeto. “Significa que é preciso continuar a fazer”, disse.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com