Voz


PodCast



Enquete





Blog

Curiosidades

Veja cuidados com a decoração de Natal para prevenir acidentes

Curiosidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 09/12 23:06h
 Veja cuidados com a decoração de Natal para prevenir acidentes

Foto: ANPr

O inicio do mês de dezembro é tempo de decoração de Natal.  Nas lojas, ruas e residências, as lâmpadas coloridas e efeitos luminosos começam a dar à cidade o clima da festa. Mas dentro de casa, é preciso ter alguns cuidados para evitar acidentes, principalmente em relação à decoração luminosa. Segundo a Coelba, o primeiro cuidado a se ter está na escolha do produto. Os adornos devem ser de boa qualidade e, obrigatoriamente, certificados pelo Inmetro. As embalagens dos enfeites com lâmpadas devem conter informações como potência,  tensão de alimentação  e instruções de uso. No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “Resistente ao Fogo”. Essa medida preventiva pode evitar um incêndio, no caso de um curto-circuito. 
 
Já entre os enfeites luminosos, a informação sobre a potência do produto, dada em watts (W) e indicada na embalagem, merece atenção, pois quanto maior a potência maior também será o consumo de energia.

Comente agora

Com um olho de cada cor, ele adotou gato com a mesma condição

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 06/12 20:30h
Com um olho de cada cor, ele adotou gato com a mesma condição

Foto:  Reprodução/Facebook

Em Oklahoma, nos Estados Unidos, um garoto de sete anos que nasceu comlábios leporinos e heterocromia – uma parte da íris com, pelo menos, duas cores –  tem sofrido bulliyng na escola por conta de sua aparência. Para ajudar o filho, Christina Humphreys, adotou um gato com a mesma condição genética de Madden. O gato surgiu na vida deles após uma publicação em um grupo de WhatsAppvoltado para mães de filhos com lábios leporinos. O animal havia sido resgatado por um grupo em Minnesota e sua foto foi compartilhada na rede social. “Imediatamente sentimos que o gatinho pertencia à nossa família. Ele não apenas tem lábio leporino como nosso filho, mas também tem heterocromia. Foi o destino que os uniu!”, conta Christina. O menino se encantou pelo bichinho, que ganhou o nome de Moon. “Sabíamos que esse gatinho era para ser nosso. Moon e Madden são a companhia perfeita um para o outro”, afirma a mãe.  Christina conta em seu perfil no Facebook os tratamentos que Madden enfrenta. O garoto já passou por seis cirurgias desde que nasceu. (Claudia)

Comente agora

Produtos químicos em perfumes podem causar puberdade precoce em meninas

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 04/12 08:36h
Produtos químicos em perfumes podem causar puberdade precoce em meninas

Foto: © DR

Produtos químicos em alguns itens domésticos, incluindo shampoo, perfumes, desodorantes e sabonetes, podem fazer com que as meninas iniciem a puberdade mais cedo, segundo um estudo publicado na revista Human Reproduction. A pesquisa examinou os níveis químicos, incluindo ftalatos, parabenos e fenóis. As informações são da SkyNews. Certos ftalatos - compostos químicos - são usados em alguns produtos perfumados, como perfumes, desodorantes, sabonetes, shampoos, esmaltes e cosméticos. Parabenos são frequentemente utilizados como conservantes em cosméticos e outros produtos de higiene pessoal e fenóis podem ser usados em sabonetes, pasta de dente, batons, hairsprays, shampoos e loções para a pele.

Comente agora

3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 03/12 15:44h
3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental. Além disso, busca também conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência. A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência. O Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Origem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Comente agora

'Calcinha', o boi gigante que chocou telespectadores de TV australiana e viralizou nas redes sociais

Curiosidades  Postado por Aline Souza - 28/11 17:25h
'Calcinha', o boi gigante que chocou telespectadores de TV australiana e viralizou nas redes sociais

Foto: Geoff Pearson

Knickers, que quer dizer calcinha em inglês, se destaca entre os outros animais que pastam com ele na zona rural da Austrália Ocidental. Com cerca de 1,4 mil kg e 1,94 metros de altura, acredita-se que o animal de sete anos seja o maior boi da Austrália, país que abriga milhões de cabeças de gado. Para efeito de comparação, ele tem quase o mesmo peso de um carro Golf (1.318 kg), da Volkswagen, e tem quase a altura do jogador de basquete americano Michael Jordan (1,98 metros). E seu tamanho acabou sendo sua salvação. Quando Geoff Pearson, seu dono, tentou colocá-lo à venda em leilão no mês passado, os processadores de carne disseram simplesmente que não tinham a infraestrutura necessária para lidar com ele, devido ao tamanho - e, assim, Knickers escapou do matadouro.

Comente agora

Modo como o arroz é feito pode causar muitos males à saúde; entenda

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 28/11 11:19h
Modo como o arroz é feito pode causar muitos males à saúde; entenda

Foto: © iStock

Fazer arroz é muito fácil: basta colocar azeite em uma panela e refogar alho e cebola, acrescentar o arroz lavado, água fervente e depois deixá-la evaporar por completo. Simples, porém perigoso. Segundo cientistas, estudos recentes apontam que este tipo de cozimento libera arsênico, o que pode causar sérios problemas de saúde e até, em casos extremos, matar. Segundo a revista Visão, a cozedura do arroz até que a água seque deixa vestígios do semimetal, um elemento tóxico que contamina o arroz ainda na fase de plantio (por uso de fertilizantes e da água). Dentre os problemas de saúde associados ao arsênico estão câncer, problemas cardíacos, diabetes, entre outros. Nos testes realizados pelo professor de ciências biológicas na Universidade Queens de Belfast, Andy Meharg, no programa "Trust me, Im a Doctor" da BBC, o pior método é cozinhar uma porção de arroz em duas de água e consumir. A técnica saudável e menos prática é cozinhar e deixar o arroz repousando em água durante a noite, o que faz o alimento baixar em cerca de 80% os níveis de arsênico. Por fim, o terceiro método é o mais saudável: cozer uma porção de arroz em 5 porções de água e depois escorrer o arroz. Desta maneira, não são encontrados vestígios de arsênico no alimento. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Veja a lista de dez coisas mais sujas do que o vaso sanitário

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 25/11 13:39h
Veja a lista de dez coisas mais sujas do que o vaso sanitário

Um grupo de pesquisadores especializados em microbiologia decidiu publicar um estudo que tira o vaso sanitário da posição de vilão da sujeira. De acordo com os estudiosos, a pesquisa mais recente realizada no Novo México, nos Estados Unidos, revelou 10 objetos que são mais sujos do que o vaso sanitário. Confira a seguir a lista de dez itens que você não imaginava que fosse tão ou mais sujos do que o vaso sanitário:

1) Esponja: 456 vezes mais bactéria

2) Tábua de cortar: 200 vezes mais bactéria

3) Máquina de lavar roupa: 100 vezes mais bactéria

Comente agora

Nosso corpo incha quando estamos dormindo?

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 25/11 09:30h
Nosso corpo incha quando estamos dormindo?

Foto: CSA-Printstock/iStock

Acontece, mas só em certas circunstâncias. Por exemplo: se você exagera no sal no jantar, seu organismo reage guardando água durante a noite, para manter o sódio diluído na medida ideal para o funcionamento do corpo. Esse acúmulo extra de água faz você dar uma inchadinha. De acordo com a médica Andréa Kasmin, álcool e dias quentes incentivam ainda mais o fenômeno. Além isso, e mulheres grávidas ou menstruadas retêm líquido com mais frequência. O inchaço nos dedos, especificamente, também pode ser sintoma de um problema mais grave, como artrite. Seja qual for o caso, porém, não ouça este Oráculo: só um médico está habilitado a dizer. (Super Interessante)

Comente agora

3 medidas para o organismo retomar a rotina após exageros no feriado

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 20/11 07:35h
3 medidas para o organismo retomar a rotina após exageros no feriado

Foto: © DR

Muitas pessoas aproveitaram os feriados próximos de novembro para estender as festas, viagens e comemorações. No entanto, a volta à rotina é sempre um período de readaptação para o organismo. Má alimentação e o consumo exagerado de bebidas alcóolicas podem atrapalhar o trabalho e causar a sensação de náuseas, indigestão, sonolência, sensibilidade à luz e dor de cabeça. Para o gastroenterologista Tomazo Franzini, diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a hidratação é fundamental para minimizar estes efeitos. Os cuidados com o aparelho digestivo estão sendo abordados na Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, que acontece no Transamérica Expo Center. Confira as dicas do especialista:

Comente agora

Prefere chá ou café? Explicação pode estar no seu DNA

Curiosidades  Postado por Aline Souza - 17/11 14:29h
Prefere chá ou café? Explicação pode estar no seu DNA

 

Um estudo publicado pelo 'Scientific Reports' revela que a percepção da amargura de algumas substâncias é uma predisposição genética, que nos leva a gostar mais de uma bebida ou de outra. A pesquisa foi realizada com a coleta de dados de um levantamento sobre variantes genéticas dos ancestrais europeus ligadas ao paladar, acompanhado de um levantamento de dados genéticos, informações sobre saúde e hábitos diários. “O estudo acrescenta à nossa compreensão de fatores que determinam preferências de bebidas, o paladar em especial”, explicou a coautora da pesquisa, Marilyn Cornelis, da Northwestern University, em Illinois, em entrevista ao 'The Guardian'. 

Comente agora

Cientistas determinam qual foi o pior ano de sempre para se viver

Curiosidades  Postado por Aline Souza - 17/11 10:51h
Cientistas determinam qual foi o pior ano de sempre para se viver

Foto: DR

Se alguém lhe perguntar qual terá sido até o momento o pior ano da História para se estar vivo, o que diria? 1347 talvez? Quando a peste negra assolou a Europa ou os anos do Holocausto, entre 1941 e 1945? Ou ainda 1918, o ano em que começou a Gripe Espanhola? – pandemia esta que na altura matou mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Não, está errado. Cientistas afirmam que o pior ano de sempre da História foi 536 E.C. “Foi provavelmente o início de um dos piores períodos de sempre para se estar vivo, senão o pior ano”, explicou Michael McCormick, professor de arqueologia e de história da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em declarações à revista norte-americana Science Magazine. 

Comente agora

É oficial: ser preguiçoso é sinal de inteligência

Curiosidades  Postado por Aline Souza - 16/11 17:08h
É oficial: ser preguiçoso é sinal de inteligência

Foto: DR

Os resultados de um novo estudo norte-americano sustentam a ideia de que as pessoas com um QI mais elevado se aborrecem mais facilmente, o que por sua vez faz com que se ‘percam’ com mais frequência nos seus pensamentos. Já as pessoas mais ativas podem ser dessa maneira por precisarem estimular a mente com atividades externas. Para efeitos da pesquisa, um grupo de investigadores da Universidade Florida Gulf Coast submeteu os participantes a um teste psicológico clássico (usado há mais de três décadas). 

Comente agora

Japonês se casa com um holograma de 16 anos'

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 12/11 13:46h
Japonês se casa com um holograma de 16 anos'

Foto: AFP

A mãe de Akihiko Kondo rejeitou o convite de casamento do único filho, este mês, em Tóquio (Japão). O motivo: o homem de 35 anos estava se casando com um holograma. A noiva é uma cantora em realidade virtual chamada Hatsune Miku. Nenhum parente chamado compareceu à cerimônia inusitada. A festa para celebrar a união com Miku - uma jovem de 16 anos com longuíssimos rabos de cavalo azuis - custou o equivalente a R$ 65 mil. Quarenta convidados participaram da celebração em requintado salão de festas na capital japonesa. "Eu nunca a traí, sempre estarei apaixonado por ela. Penso nela o dia todo", afirmou o japonês à agência France Presse. Desde março, Akihiko vive com o holograma de Miku, que se movimenta e fala por meio de um aparelho eletrônico, em forma de cápsula, que custa cerca de R$ 10 mil. "Estou apaixonado por todo o conceito de Hatsune Miku", contou ele, que tem uma versão em pelúcia da esposa. O japonês se considera um homem casado comum. A esposa holográfica o acorda todas as manhãs e se despede dele quando Akihiko vai ao trabalho - é administrador de uma escola. À noite, quando ele diz pelo celular que está voltando para casa, Miku acende as luzes da residência e fica à espera do amado. O holograma também indica a hora em que Akihiko deve ir para a cama. Akihiko vai para a cama com a versão de Miku em pelúcia.

Comente agora

IBGE revisa PIB de 2016 e queda sai de 3,5% para recuo de 3,3%

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 09/11 18:18h
IBGE revisa PIB de 2016 e queda sai de 3,5% para recuo de 3,3%

Revisão do PIB (Produto Interno Bruto) de 2016 divulgada nesta sexta-feira (9) mostra que o desempenho da economia em 2016 foi um pouco menos ruim do que apontavam dados preliminares. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB caiu 3,3% em 2016 em comparação ao recuo de 3,5% apontado antes da revisão. Uma queda inferior à detectada no consumo das famílias, que representa quase 63% do PIB, ajudou a melhorar o resultado. Segundo a revisão, o consumo caiu 3,8% em relação à queda de 4,3% apontada anteriormente. As revisões do PIB anual são feitas nos dois anos seguintes à primeira publicação de acordo com o maior volume de informações obtido pelo IBGE. Assim, a instituição consegue apresentar um retrato mais detalhado e estruturado da economia. Essa foi a segunda e última revisão do PIB de 2016. No próximo dia 30, a instituição vai divulgar a primeira revisão do PIB de 2017, além de informações mais detalhadas sobre os trimestres de 2016.   

Comente agora

9 de novembro - Dia do Hoteleiro

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 09/11 09:28h
9 de novembro - Dia do Hoteleiro

O Dia do Hoteleiro é comemorado em 9 de novembro. Esta data homenageia toda a classe de trabalhadores que tem a função de proporcionar uma boa qualidade de serviços para os hóspedes nos hotéis, agindo com muita hospitalidade e profissionalismo. Neste sentido, o Dia do Hoteleiro é destinado a todos os profissionais que atuam no setor hoteleiro, desde camareiras, recepcionistas, concierges, gerentes, etc. 

Origem do Dia do Hoteleiro

O Dia do Hoteleiro foi escolhido em 9 de novembro porque neste dia, em 1936, se realizou o primeiro congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no Rio de Janeiro. Desde então, o setor é responsável por 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos no Brasil, segundo os dados de 2016 da mesma instituição.

Comente agora

Ken Humano brasileiro mostra foto de antes das cirurgias; veja

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 07/11 19:07h
Ken Humano brasileiro mostra foto de antes das cirurgias; veja

Foto: divulgação

O Ken Humano, Rodrigo Alves, apareceu irreconhecível em um programa de televisão italiano, intitulado como o “Alda E Le Storie Tese”, após ter passado por 62 cirurgias para ficar parecido com o Ken. Durante sua participação, Rodrigo mostra a transformação que sofreu ao longo dos anos. Entre as imagens mostradas ao longo da entrevista, Rodrigo levou uma de quando ainda era criança. (Aratu)

Comente agora

Guarda-sol não protege dos raios UV, diz estudo

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 07/11 07:40h
Guarda-sol não protege dos raios UV, diz estudo

Foto: iStock

Se você chegou na praia e esqueceu do protetor solar, você pode até pensar que o guarda-sol vai te ajudar, ao fazer uma barreia de proteção que impede os raios solares de entrarem diretamente em contato com a sua pele. Mas um novo estudo diz que você está absolutamente errado (e que da próxima vez, é melhor voltar para casa e pegar o filtro ou comprar um no caminho). “Ir para a praia é como entrar em uma cama de bronzeamento gigante. A radiação não vem apenas na exposição direta ao sol, mas a areia e a água também refletem o UVA e UVB, além do seu corpo sentir o Infrared por meio do calor. E um recente estudo americano é enfático ao destacar que o guarda-sol oferece uma proteção solar quase nula. Todas essas radiações estão associadas ao envelhecimento precoce da pele e favorecem o aparecimento do câncer de pele”, afirma a Dra. Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. O estudo “Sun Protection by Umbrellas and Walls” foi publicado em outubro desse ano na revista Photochemical & Photobiological Sciences.

Comente agora

Idade paterna avançada impacta na saúde do bebê, mostra pesquisa

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 05/11 13:47h
Idade paterna avançada impacta na saúde do bebê, mostra pesquisa

Foto: IStock/Getty Images

As mulheres são sempre aconselhadas a terem filhos antes dos 35 anos para evitar os riscos de saúde para ela e para a criança. No entanto, novo estudo americano revelou que a idade paterna também pode interferir no tempo gestacional, aumentando a probabilidade de parto prematuro, além de comprometer a saúde do recém-nascido. O estudo, publicado nesta quarta-feira no British Medical Journal, revelou que crianças nascidas de homens com idade igual ou superior a 45 anos estão 14% mais propensos a nascer prematuramente, ter baixo peso e serem admitidas em terapia intensiva neonatal; o risco de problemas respiratórios sob essas mesmas condições é de 10% enquanto o de convulsão sobe para 18%. Além disso, para as mulheres, a probabilidade de diabetes gestacional é 28% maior quando o pai do bebê é mais velho. Em comentário que acompanhava a pesquisa, Hilary Brown, da Universidade de Toronto, no Canadá, explicou que esse resultado pode estar relacionado a manutenção de hábitos negativos capazes de interferir na saúde do bebê. “Estudos mostraram que a idade paterna avançada está associada a comportamentos negativos de saúde, como tabagismo, consumo frequente de álcool, obesidade, doenças crônicas, doenças mentais e subfertilidade”, escreveu.  Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, analisaram os registros de saúde vinculados a todos os nascidos vivos na Califórnia entre 2007 e 2016, totalizando mais de 40 milhões de bebês. Apesar de a descoberta ter apresentado dados modestos, Michael Eisenberg, principal autor da pesquisa, alerta que os casais não devem ignorar a idade paterna quando se trata de planejamento familiar. “Há riscos potenciais em esperar. Os homens não devem pensar que estão imunes”, disse ao The Guardian. (Achei Sudoeste)

Comente agora

Estudo revela que todos os aplicativos voltados para crianças têm propagandas

Curiosidades  Postado por Marcus Augusto Macedo - 04/11 16:01h
Estudo revela que todos os aplicativos voltados para crianças têm propagandas

Publicado no Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, um estudo da University of Michigan Medical School concluiu que as crianças podem ser influenciadas por propagandas com métodos "manipuladores" em 95% dos aplicativos disponíveis em smartphones e tablets. De acordo com o site Universa, uma das pesquisadoras, Jeny Radesky constatou que os anúncios de conteúdo distraem e manipulam crianças de um a 5 anos. A partir disso, eles analisaram 39 aplicativos usados nesta faixa etária e mais outros 96 instalados pelas crianças. O resultado apontou que elas estão expostas a todo tipo de abordagem, como interação com desenhos e brinquedos e conteúdos fechados. O que levou os estudiosos a destacarem e defenderem uma regulamentação mais efetiva por parte do governo. Além de pedirem para que os pais sejam mais atentos aos conteúdos consumidos pelos filhos. (BN)

Comente agora

Mulher ganha R$ 480 mil por ano vendendo meias e sapatos sujos

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 04/11 07:46h
Mulher ganha R$ 480 mil por ano vendendo meias e sapatos sujos

Roxy Sykes tem uma renda de o equivalente a R$ 480 mil por ano apenas vendendo meias e sapatos sujos e usados por ela. Inicialmente, a moradora de Londres, de 33 anos, abriu uma página no Instagram para verificar se os os pés dela fariam sucesso. Fizeram e, de quebra, a inglesa ficou sabendo que a procura por meias sujas era um fetiche em franco crescimento. Assim, Roxy começou a postar fotos de meias usadas e fedorentas e sapatos surrados. Logo apareceram interessados. Um par de meias encardida e com cheiro ruim recebeu oferta de R$ 100. Pelos sapatos detonados, desembolsaram R$ 950. "No início não postava foto mostrando o meu rosto. As pessoas só estavam mesmo interessadas nos meus pés", disse Roxy, em reportagem do "Metro".

As vendas começaram a bombar:

Comente agora

12 dicas para identificar fake news e boatos

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 01/11 08:46h
12 dicas para identificar fake news e boatos

Foto: DR

Nas redes sociais, não faltam fake news que podem influenciar eleitores e mudar a trajetória política do país. Mas como não cair em armadilhas como essa? Abaixo, a mestranda em Criação e Produção de Conteúdos Digitais Isabela Pimentel, também especialista em Comunicação Organizacional Integrada, dá 12 dicas, além de dois softwares, para ajudar a identificar notícias falsas e boatos. “Essa enorme quantidade de dados circulando na web, disponíveis a um clique, nem sempre é devidamente checada. Tal fato é reforçado por um estudo recente divulgado pela Nature, em que se afirma que o alto volume de informações nas redes sociais, associado à limitada capacidade de absorção dos conteúdos, têm contribuído para a proliferação de boatos e notícias falsas no ambiente digital”, analisa a especialista.

Comente agora

5 coisas que você precisa saber sobre óculos falsificados

Curiosidades  Postado por Aline Souza - 31/10 17:09h
5 coisas que você precisa saber sobre óculos falsificados

Foto:  iStock

Os óculos têm se tornado um item de moda indispensável para os brasileiros que adoram variar o look com armações diferenciadas. Para manter o estilo em dia, muitos optam em adquirir armações e lentes mais baratas, encontradas facilmente em bancas e camelôs de todo o país. “Com réplicas bem parecidas, o item custa apenas uma pequena fração do preço de um original na comparação com o de uma ótica, que tem procedência e qualidade comprovadas. Porém, quem pensa somente no bolso, não sabe que, na verdade, está fazendo um péssimo negócio para a saúde dos seus olhos”, explica o Dr. André Luís Alvim Malta, médico oftalmologista e consultor das Óticas Diniz. Mas, de fato, quais são os riscos para quem utiliza óculos falsificados? Abaixo, o consultor das Óticas Diniz esclarece os 5 principais mitos e verdades sobre o acessório:

Comente agora

Dia do Paraquedista - 22 de Outubro

Curiosidades  Postado por Fernanda Pinheiro - 22/10 18:00h
Dia do Paraquedista - 22 de Outubro

O Dia do Paraquedista é comemorado anualmente em 22 de Outubro.

A data homenageia uma das invenções mais interessantes do século XVIII, o pára-quedas. Os paraquedistas são as pessoas que usam os pára-quedas, seja por motivos relacionados à serviços militares ou simplesmente por diversão, fazendo dos "saltos" um verdadeiro hobby. O ser humano sempre esteve fissurado em conquistar os céus, tentando, já há muitos anos, dominar um método que o fizesse voar. Com os pára-quebras, o homem viu a possibilidade de "controlar" e "desviar" parte dos bloqueios naturais e físicos que impediam a realização do seu "sonho".

Origem do Dia do Paraquedista

Comente agora

Embalagem criada por brasileiros muda de cor quando alimento estraga

Curiosidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/10 14:14h
Embalagem criada por brasileiros muda de cor quando alimento estraga

Um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criaram uma embalagem que muda de cor quando o alimento se torna impróprio para consumo. Segundo o jornal Extra, a coloração esverdeada ou rosada no Plasticor indica se a comida está estragada. "Fomos premiados como melhor projeto de sustentabilidade na área de alimentos e ganhamos a consultoria do Sebrae. A ideia é internacionalizar o projeto do bioplástico, que é biodegradável e inteligente", contou Lorena Ballerini, de 26 anos, aluna do último período do curso de Nanotecnologia. O produto pode funcionar para embalar alimentos para venda ou em fitas, para que o cliente verifique se ainda é próprio para consumo. "Além do dado estatístico, que é a data de validade, o consumidor vai poder verificar a embalagem do produto", explicou João Vítor Lira, de 20 anos, aluno do 5º período de Biofísica.

Comente agora

Dicas essenciais para deixar a casa mais segura para as crianças

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 19/10 09:22h
Dicas essenciais para deixar a casa mais segura para as crianças

Quem tem crianças em casa já sabe que não existe local impossível de ser acessado. É impressionante a capacidade que os pequenos têm de explorar locais que até mesmo você não imaginava serem possíveis. Nessa hora, a segurança se torna indispensável. Confira abaixo algumas dicas para que sua casa seja um ambiente à prova de acidentes:

  • Cozinha
  • 1. Lixo deve estar sempre fechado.
  • 2. Use sempre as bocas de trás do fogão, fora do alcance da criança.
  • 3. Não deixe eletrodomésticos com fios para baixo.
  • 4. Esconda fósforos e isqueiros.
  • 5. Guarde objetos cortantes em armários e gavetas com travas, em lugares altos.
Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com