Voz


PodCast



Enquete





Blog

Curiosidades

Bizarro: Cocô de artista italiano é leiloado por 275 mil euros

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 09/12 19:41h
Bizarro: Cocô de artista italiano é leiloado por 275 mil euros

Quanto vale uma lata de cocô? E se for de uma celebridade? Pois uma latinha vinda do artista plástico italiano Piero Manzoni, que morreu em 1963, pode chegar a até 275 mil euros. Essa foi a quantia paga em um leilão pela obra mais famosa de Manzoni, a "Merda d'artista" ("Merda de Artista", em tradução para o português), que consiste em uma lata de 6,5 centímetros de diâmetro por 4,5 centímetros de altura com a etiqueta onde se lê "Merda de Artista. Conteúdo líquido 30 gramas. Conservado ao natural. Produzida e empacotada em maio de 1961". Naquele ano, o artista conhecido pelos seus trabalhos conceituais teria defecado em 90 latas e começado a vendê-las em galerias de arte. Os valores para adquirir um pouco da "merda" do artista sempre foram altos, no entanto, 250 mil euros foi, de longe, a maior quantia. A lata número 69 foi leiloada na casa milanesa Il Ponte, onde estava acontecendo uma venda de arte moderna e contemporânea.

Comente agora

6 dicas para não cair nos piores quartos de hotéis

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 09/12 16:53h
6 dicas para não cair nos piores quartos de hotéis

Independente do transporte que escolha para uma viagem, o caminho é sempre cansativo. Muitas vezes, os viajantes só querem chegar rapidamente no destino e deitar em uma cama bem aconchegante para descansar. O problema é quando o quarto do hotel vira um pesadelo. O site UOL publicou dicas de quem é do ramo hoteleiro para os viajantes que querem evitar cair em uma cilada e que procuram o melhor quarto.

1 - Telefone - A melhor ideia, talvez, seja fazer sua reserva diretamente pelo hotel. Segundo Wulan Sastra, do Bisma Eight Hotel, em Bali (Indonésia), é melhor que a ligação seja feita oito semanas antes da viagem, quando os hotéis apresentam mais opções de quartos.

2 - Seja direto - Funcionários do JW Marriott, Indianapolis, sugerem que o hóspede tenha claro o que deseja para sua hospedagem. Lembre-se que existem quartos perfeitos para as suas preferências, porém, não são todos.

Comente agora

Atividades físicas melhoram a qualidade do espermatozoide; entenda

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 09/12 16:17h
Atividades físicas melhoram a qualidade do espermatozoide; entenda

Um estudo publicado na revista científica britânica Reproduction revela que pelo menos meia hora de exercício três vezes por semana pode aumentar a contagem de esperma. Segundo o UOL, homens que passaram a correr na esteira com frequência apresentaram um aumento na quantidade de espermatozoides saudáveis. Em seguida, a pesquisa aponta que quando os participantes abandonaram o exercício, o crescimento começou a diminuir após um mês. No entanto, especialistas lembram que é importante encontrar um equilíbrio, pois exercícios em excesso também podem prejudicar a produção de esperma. Estudos anteriores relacionam a prática de exercícios competitivos, como ciclismo, com a diminuição da qualidade do espermatozoide.

Comente agora

Casais de longa data revelam 10 segredos para um casamento duradouro

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 08/12 17:56h
Casais de longa data revelam 10 segredos para um casamento duradouro

É claro que existem diferenças significativas entre um casal e outro e, por isso, é uma missão quase impossível encontrar uma única fórmula mágica para um casamento duradouro. No entanto, ouvir conselhos e dicas de quem já está casado há muitos anos pode ser uma atitude sábia. Foi com este pensamento que a Cosmopolitan divulgou uma lista com os segredos de casais juntos há mais de dez anos.

  • 1 - "Posso te ajudar?" - Para Mike e Colleen Dollar, casados há 12 anos de LaGrange, EUA, estas três palavrinhas são mágicas: "É tão simples, mas as pessoas às vezes esquecem que o parceiro precisa de ajuda. Você precisa dizer. É difícil ficar bravo se você começa uma conversa com essas palavras”.
  • 2 - Liberdade é importante - Ter hobbies independentes é a dica de Tess e John Hohman, casados há 20 anos, de Minneapolis, EUA. “Nós descobrimos que é importante ter hobbies independentes e a liberdade de fazê-los sem a pressão ou culpa de estar longe do seu parceiro”.
Comente agora

Cevada baixa o colesterol

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 08/12 17:37h
Cevada baixa o colesterol

A cevada costuma ser lembrada quando o assunto envolve cerveja. Mas os grãos em si é que deveriam visitar mais a rotina, como aconselha uma revisão de estudos conduzida no St. Michael’s Hospital, no Canadá. Os cientistas notaram que o alimento reduz frações ardilosas do colesterol, como o LDL. Inclusive, o benefício seria similar ao da aveia, um ícone na área.Segundo Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde, dá pra entender perfeitamente por que a cevada espanta as moléculas gordurosas. “São as fibras presentes no alimento que têm esse efeito”, conta. E o ingrediente esconde outros truques na manga, como ajudar a controlar o açúcar no sangue, dar saciedade e proteger o intestino.Mas não adianta tomar cerveja! A ideia é comer o cereal mesmo. “Ele cai bem em saladas e sopas, com legumes ou como substituto do arroz”, diz Bruna. Os flocos combinam com frutas e smoothies. Já a farinha pode entrar na receita de pães e bolos.

Comente agora

Poluição: a doença está no ar

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 08/12 17:18h
Poluição: a doença está no ar

Falta de ar, boca seca, queimação na garganta. Esses são alguns dos sintomas mais comuns relatados por quem procura o pronto-socorro de Santa Gertrudes, a 167 km da capital paulista. No coração do maior polo industrial de pisos e revestimentos cerâmicos das Américas, o município de pouco mais de 20 mil habitantes tem o ar mais poluído do Brasil — a taxa de emissão é quatro vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).Só que Santa Gertrudes não é exceção. De 45 cidades brasileiras analisadas em relatório da OMS, 40 estão fora dos padrões ideais. O último documento da entidade estima que 92% da população do planeta está exposta a níveis alarmantes de poluição. Tão alarmantes que podem levar à morte. Segundo a própria OMS, a péssima qualidade do ar está por trás de 8 milhões de óbitos por ano.

Comente agora

Cesarianas afetam a evolução humana, diz estudo

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 08/12 07:26h
Cesarianas afetam a evolução humana, diz estudo

Cada vez mais mães precisam de cirurgia para dar à luz devido ao fato de terem um canal pélvico estreito. Um grupo de pesquisadores austríacos estima que o casos em que o bebê não cabe no canal pélvico aumentaram de 30 em mil nos anos 60 para 36 em mil nascimentos hoje em dia. Historicamente, como reporta a BBC, estes genes (que determinam que se tem um canal pélvico estreito) não passariam de mãe para filha uma vez que ambos morreriam no parto se não se fizessem cesarianas. O uso regular de cesarianas está provocando impacto na evolução humana. Por um lado quem tem um canal pélvico sobrevive ao parto e ainda passa os genes às filhas que também terão canais pélvicos estreitos. Por outro lado, as cesarianas também permitem que nasçam bebês maiores – que não passariam no canal pélvico – acabando assim com a força seletiva que antes existia, que era a tendência para só sobreviverem os bebês menores. Phillip Mitteroecker, do departamento de biologia teórica na Universidade de Viena, esclareceu: "A nossa intenção não é criticar a intervenção médica. Mas dizer que teve um efeito evolutivo". (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Tabagismo atinge quase 25% da população europeia

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 07/12 15:38h
Tabagismo atinge quase 25% da população europeia

Uma em cada quatro pessoas com 15 anos ou mais na União Europeia é fumante. Mais de 20% da população é de fumantes passivos, expostos diariamente ao fumo de tabaco. Os dados foram divulgados hoje (7) pelo Escritório de Estatística da União Europeia (Eurostat).Em 2014, três quartos da população europeia acima de 15 anos (76%) não fumava; quase 20% fumava diariamente e 4,7% afirmavam fumar ocasionalmente. As informações são do European Health Interview Survey (Inquérito Europeu de Entrevistas de Saúde, em tradução livre), que tem como alvo a população com 15 anos de idade e acima.Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de tabaco na Europa é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, número que tende a chegar aos dois milhões.De acordo com o Eurostat, Suécia e Reino Unido têm a menor percentagem de fumantes, com 16,7% e 17,2%, respectivamente. Bulgária e Grécia são os países com maior percentual de fumantes, com 34,7% e 32,6%. Em Portugal, a taxa de fumantes acima de 15 anos é de 20% da população.

Brasil

Comente agora

Campanha mostra como seria se Jesus nascesse nos dias de hoje

Curiosidades  Postado por Marcus Augusto Macedo - 07/12 13:52h
Campanha mostra como seria se Jesus nascesse nos dias de hoje

Ainda é tradicional em muitas partes do mundo enviar cartões de Natal para parentes e amigos. A ONG Médicos do Mundo, sediada no Reino Unido, decidiu inovar e chamar para a reflexão sobre a condição atual do planeta. Ela lançou quatro cartões que mostram imagens que remetem ao relato bíblico, mas ambientadas no cenário das guerras modernas do Oriente Médio. Todo o lucro obtido com as vendas serão destinados aos projetos que a ONG tem naquela região. Usando a hashtag #realityxmas [RealidadeDoNatal] estão pedindo também que usuários de mídia social compartilhem as imagens com suas próprias mensagem natalinas. O objetivo é que as pessoas façam uma reflexão sobre o mundo atual. “Lançamos essa campanha faltando 4 semanas para o Natal visando lançar uma luz sobre a realidade da vida no Oriente Médio,” explica à BBC o diretor-executivo da ONG, Leigh Daynes. “Queremos suscitar um amplo debate sobre os efeitos desse conflito sobre todos nós, especialmente nessa época do ano, em que pensamos sobre nossos entes queridos e falamos tanto em paz e boa vontade”, complementa. Uma das figuras mostra José e Maria procurando um lugar para ficar em meio a edifícios bombardeados. Em outra, os reis magos veem uma luz brilhante no céu, mas é um foguete disparado de um drone. 


Comente agora

Fim de ano: Seu pet tem medo de fogos de artifício?

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 07/12 10:50h
Fim de ano: Seu pet tem medo de fogos de artifício?

O final de ano é marcado por confraternizações e, consequentemente, o aumento do barulho. Além das caixas de som, os fogos de artifício utilizados no Ano Novo preocupam os donos de animais de estimação. A sensibilidade da audição dos cães e gatos faz com que eles escutem até quatro vezes mais do que o homem e, consequentemente, se assustem com facilidade durante as comemorações. Para ajudar a tratar as condições de estresse e ansiedade dos animais no período, os tutores podem fazer uso da Valeriana, um fitoterápico com propriedades calmantes, que pode ser manipulado em formato de biscoito, xarope, gel ou sachê. Traumas emocionais, quedas, ataques e paradas cardiorrespiratórias são alguns dos problemas que podem afetar os animais durante uma queima de fogos. Segundo a veterinária da DrogaVET, Farah Ramalho de Andrade, a Valeriana pode aliviar a irritação e as mudanças rápidas de humor. “Além do uso para inquietação decorrente dos fogos, o medicamento pode ser utilizado em viagens, internações e até mesmo na chegada de um novo membro da família, que muda o temperamentos dos pets.

Comente agora

Excessos em festas de fim de ano prejudicam a saúde; entenda riscos

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 06/12 16:45h
Excessos em festas de fim de ano prejudicam a saúde; entenda riscos

O fim de ano é uma época cheia de festividades, prazos e compromissos. Planejamento da viagem de férias, fechamento de relatórios anuais, compra de presentes, confraternizações com os colegas de empresa e com a família, Natal e depois o Réveillon. Tudo cercado de comida e sobrecarga de responsabilidades, ou seja, excessos que podem colocar em risco a saúde e todos os planos para o próximo ano. Segundo a ISLA-BR (International Stress Management Association do Brasil), no fim de ano o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75% em relação aos outros períodos do ano. De acordo com o cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sobral, o estresse é um grande vilão, pois em altos níveis, ele pode resultar em arritmias, insuficiência cardíaca e até o infarto do miocárdio.

Comente agora

Cientistas da Austrália descobrem a chave para perda de peso

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 06/12 13:47h
Cientistas da Austrália descobrem a chave para perda de peso

Um estudo publicado, nesta terça-feira, pela Universidade Monash de Melbourne, descobriu "que a religação de vias no sistema nervoso central aumentou significativamente a capacidade de queima de gordura do corpo". Com essa "chave" pesquisadores australianos "descobriram um caminho para acelerar a perda de peso". A descoberta, segundo os cisentistas, "marca o fim de uma corrida global de sete anos para descobrir como "mudar o interruptor" no corpo para ajudar na perda de peso." Segundo o estudo, "manter ratos a oito graus Celsius por uma semana ativou um processo dentro do sistema nervoso central causando à gordura branca, que armazena a energia, a transformação em gordura marrom, que queima energia". Os cientistas afirmam que "identificar o processo foi um passo significativo para identificar o que poderia ser alterado, imitado ou bloqueado para transformar "gordura ruim em gordura boa." Fonte Agência Brasil

Comente agora

10 cães que se recusam a largar os seus brinquedos favoritos

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 05/12 17:48h
10 cães que se recusam a largar os seus brinquedos favoritos

Todos já fomos crianças um dia e já tivemos diversos brinquedos. Apesar disso, sempre tem aquele que ganha um lugar especial no nosso coração e se torna o nosso favorito.E por que seria diferente com os cães? Afinal de contas, eles são praticamente crianças por toda a sua vida, sejam por suas atitudes sinceras ou por sua inocência.O Clube para Cachorros selecionou dez fotos que mostram cães que são extremamente apegados aos seus brinquedos favoritos. Alguns chegam ao ponto de só conseguir dormir se o seu ursinho de pelúcia estiver na sua cama. Confira:

1. Seria esse labrador o próximo mestre pokemon?

2. Esse pug tem praticamente uma cópia de si em forma de brinquedo de pelúcia

Comente agora

Comida para dormir melhor

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 05/12 16:57h
Comida para dormir melhor

Nas últimas décadas, estudos vêm mostrando que um sono ruim está implicado em quatro das sete maiores causas de morte no mundo. Quem dorme mal corre maior risco de encarar doenças cardíacas, diabete, obesidade, derrame e acidentes em geral. É um problemão atrás do outro. Logo, os profissionais de saúde têm se esforçado para identificar o que, afinal, deixa as pessoas e o colchão em pé de guerra.E eles já desvendaram que um dos motivos desse embate não tem nada a ver com o quarto. Fica, na verdade, na cozinha. “A alimentação é um potente sincronizador do relógio biológico”, afirma a neurocientista Adriana Ximenes, da Universidade Federal de Alagoas. A professora se refere à complexa engrenagem que regula o funcionamento do organismo e orienta nossas horas de atividade e descanso.Uma das pesquisas mais quentes sobre esse tema foi realizada por profissionais das universidades Harvard e do Estado da Pensilvânia, ambas nos Estados Unidos. Ao cruzarem os dados a respeito da dieta e dos hábitos noturnos de mais de 15 mil homens entre 58 e 93 anos, os estudiosos perceberam que aqueles que afirmavam penar para pegar no sono, dormiam pouco (menos de cinco horas) ou se sentiam preguiçosos no dia seguinte – sinal de que não descansavam direito – apresentavam uma alimentação mais calórica e menos variada.

Comente agora

Fique de olho nos óculos de sol: falsificados fazem mal

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 05/12 14:12h
Fique de olho nos óculos de sol: falsificados fazem mal

Não importa a estação: os cuidados com os olhos devem ser mantidos em qualquer época do ano — faça chuva ou faça sol. O maior inimigo da visão é a radiação ultravioleta (UVA e UVB). Para evitar os riscos, só mesmo usando óculos de sol. Mas não vale aqueles comprados no camelô: as lentes escuras precisam ter qualidade para impedir que a radiação entre nos olhos. Caso contrário, os danos podem ser até maiores do que os sofridos por quem não usa óculos nunca.“As lentes escurecidas fazem com que a pupila se dilate, já que supostamente melhoram a visão. Isso aumenta a penetração dos raios solares nos olhos, se as lentes não contarem com proteção. Essa radiação aumenta o risco de doenças”, diz o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em São Paulo.

Comente agora

Saiba como os pais escolhem o nome do bebê e quais os mais comuns

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 05/12 13:42h
Saiba como os pais escolhem o nome do bebê e quais os mais comuns

O site BabyCenter fez uma pesquisa que indica que 41,4% da famílias decidem o nome do bebê logo após descobrir o sexo da criança.O levantamento ouviu 3.249 pessoas e aponta que 22,4% escolhem o nome antes mesmo de engravidar. Outros 22,7% no começo da gravidez. Só 11,2% no fim da gestação. E apenas 1,8% decide o nome após o nascimento da criança.Segundo o estudo, 31,8% dos entrevistados afirma que selecionar o nome foi uma tarefa fácil, enquanto 25,7% disseram que foi complicado.

POPULARES

A coluna Maternar, da Folha de S. Paulo, destaca que os nomes mais comuns em 2016 foram Miguel e Alice, os mesmos do ano passado.A publicação listou ainda um ranking do BabyCenter com os dez nomes masculinos e femininos que fizeram mais sucesso ao longo do ano.

Comente agora

Homem briga com canguru para salvar cachorro na Austrália; assista ao vídeo

Curiosidades  Postado por TV Voz da Bahia - 05/12 00:25h
Homem briga com canguru para salvar cachorro na Austrália; assista ao vídeo

Um homem surpreendeu e lutou com um canguru na Austrália. A cena foi flagrada e um vídeo do momento foi publicado no Facebook na noite de sábado (3). O homem partiu para o ataque depois que percebeu que o canguru, conhecido por serem exímio "lutador", agarrava o seu cão pelo pescoço. O dono do animal se aproxima do canguru e dá um soco, surpreendendo o animal que deixa o cachorro escapar. Após receber o golpe, o canguru fugiu. A cena viralizou e foi vista por mais de 3,6 milhões de pessoas. A postagem contendo o vídeo do momento foi compartilhada mais de 100 mil vezes.

Assista ao vídeo: 

Comente agora

Não consegue dormir? Aprenda como combater a insônia

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 04/12 18:09h
Não consegue dormir? Aprenda como combater a insônia

Um mera noite em claro não caracteriza a insônia. Na verdade, o diagnóstico desse transtorno só é dado quando o paciente tem dificuldade de dormir por menos três vezes na semana, há três meses. Entre os efeitos desse distúrbio do sono estão as alterações de humor e, até mesmo, chances de morte. A diretora da Associação Brasileira do Sono, a neurologista Andrea Bacelar, explica as consequências da insônia, que podem ocorrer a médio e longo prazo. “São alterações de humor, cardiovasculares e até aumento nas chances de morte para qualquer pessoa que dorme menos de seis horas por dia”, diz. A falta de sono, com duração inferior a seis horas, também pode afetar o funcionamento do cérebro e prejudicar a aquisição de novos conhecimentos. “A memória de curta duração pode ser prejudicada, por exemplo, fica difícil lembrar onde está a chave. Outra é a memória episódica, passo a não lembrar o que aconteceu em uma data. Outra função comprometida é a executiva, a capacidade de resolver problemas”, afirma. Segundo O Dia, a insônia pode ser tratada. O uso de medicamentos adequados e receitados, uma rotina de exercícios físicos e uma dieta balanceada com, é claro, devido acompanhamento médico, pode ser a solução para quem quer voltar a ter uma boa noite de sono.

Comente agora

Alucinógenos aliviam depressão em pacientes com câncer, dizem estudos

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 04/12 17:19h
Alucinógenos aliviam depressão em pacientes com câncer, dizem estudos

Estudos revelaram que apenas uma dose do alucinógeno psilocibina é capaz de diminuir a depressão e a ansiedade de pacientes com câncer por pelo menos seis meses. A substância que atenua os distúrbios é encontrada em cogumelos.As pesquisas foram feitas pela Universidade de Nova York (NYU) e pela Universidade Johns Hopkins, e divulgadas nesta quinta-feira. Na análise feita pela NYU, os pesquisadores estudaram 29 pacientes que tiveram distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão, ocasionados por câncer em estágio avançado, e também aqueles que estavam em remissão da doença. Após o experimento, até 80% relataram redução da ansiedade e da depressão por seis meses.Durante o estudo, na primeira sessão, parte dos pacientes foi submetida a uma pílula com uma dose de psilocibina e os demais a uma pílula placebo. Na segunda sessão, as pílulas foram trocadas de modo que os pacientes que já haviam ingerido a pílula de psilocibina consumissem agora o placebo, e vice-versa. Para complementar, durante as sessões os participantes do estudo ficavam em uma sala com sofá, música e máscara de dormir.

Comente agora

Dormir com parceiro aumenta risco de depressão e doenças cardíacas, diz estudo

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 04/12 17:10h
Dormir com parceiro aumenta risco de depressão e doenças cardíacas, diz estudo

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, pode fazer muitos casais mudarem a sua rotina na hora de dormir. Segundo o estudo, dormir com o parceiro pode aumentar o risco de problemas e doenças que prejudicam o bem estar de ambos. Alguns casais já optam por continuarem cada um na sua cama, e segundo a pesquisa, essa é a melhor alternativa para preservar a saúde. O estudo aponta que 29% das pessoas culpam seus parceiros por não terem um sono de qualidade durante a noite. Mas segundo os testes, isso também aumenta o risco de uma série de problemas de saúde, incluindo depressão, doenças cardíacas, obesidade e diabetes.“É raro encontrar duas pessoas com os mesmos hábitos de sono, então dividir a cama pode ser um processo difícil e potencialmente privador de sono”, explicou Guy Meadows, co-fundador da The Sleep School, ao Daily Mail. Em contrapartida, o estudo revelou também que 36% da população sente dificuldade para dormir sem um beijo de boa noite na pessoa amada. Setenta por cento dos entrevistados garantiram que dormem melhor depois de dizer “eu te amo”, seja na mesma cama ou separado.(IBahia)

Comente agora

Inglês faz sucesso ao comercializar a primeira vodka feita de leite

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 04/12 16:58h
Inglês faz sucesso ao comercializar a primeira vodka feita de leite

Percebendo o potencial do negócio antigo da população da Mongólia que produzem vodka a partir de leite, o inglês Jason Barber apurou o processo e agora é o único a comercializar o produto. O agricultor descobriu o processo de fabricação durante um documentário sobre uma comunidade da Mongólia que fermentava o leite de iaques (bovino), produzindo vodka. Como Barber era criador de bovinos, o que não faltava em sua propriedade era leite. Inspirado pelo documentário, decidiu apurar a vodka de durante 3 anos, até chegar no ponto ideal. Criou, então, sua própria marca: Black Cow. Segundo o Sapo Lifestyle, o sabor do produto final não é lácteo, embora seja levemente cremoso. Atualmente, saem milhares de litros da vodka dos próprios pastos da propriedade por ano, mas que só estão disponíveis no mercado britânico e em Singapura. No site da marca, é possível comprar a cerveja de fora do Reino Unido.

Comente agora

Acabate é um ótimo substituto para a manteiga em torradas

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 04/12 11:37h
Acabate é um ótimo substituto para a manteiga em torradas

Para quem leva um estilo de vida mais saúdavel, trocar a manteiga pelo abacate para completar as torradas pode ser uma nova opção. O fruto é considerado uma fonte de gorduras boas, como as monoinsaturadas e poli-insaturadas. "A gordura monoinsaturada aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o ruim (LDL), diminuindo o colesterol total. Já a poli-insaturada tem ômega 6, que tem papel importante no revestimento dos neurônios cerebrais, além de regular o sistema endócrino, onde acontece a produção dos hormônios", diz George Guimarães, nutricionista. Segundo o Uol, o abacate também é fonte de vitamina E e é considerado a "manteiga da natureza". Outro motivo para ser um ótimo substituto do produto é o fato de que 100 gramas do fruto tem 100 calorias, enquanto a mesma quantidade de manteiga tem 900. "Além disso, em termos nutricionais, ele ainda tem um pouco de carboidrato e proteína na composição, diferentemente da manteiga, que é só gordura.", explica o nutricionista.

Comente agora

Mulheres muito próximas sincronizam a menstruação?

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 04/12 10:24h
Mulheres muito próximas sincronizam a menstruação?

Todos conhecem a famosa lenda que mulheres que vivem juntas regulam seus ciclos menstruais. Mas será que ela não passa de uma crença popular? Ou teria algum embasamento científico? Uma teoria forte para esta sincronização, difundida na década de 70, se baseia em uma estratégia feminina evolutiva de cooperação mútua. Ou seja, se as mulheres menstruam juntas, o período fértil também coincide, o que impediria que um único homem engravide todas as mulheres ao mesmo tempo. Mas diversas pesquisas realizadas neste campo, no entanto, não encontraram qualquer evidência para explicar a sincronia dos ciclos. Segundo a Folha de S. Paulo, recentemente, pesquisadores resolveram investigar se a sincronização poderia estar atribuída à casualidade. Para provar a teoria, compararam dados, coletados durante seis anos, de ciclos de babuínos. Chegaram a duas conclusões: na primeira, o modelo seguia a ideia da "estratégia evolutiva", já a segunda, os padrões foram atribuídos ao acaso. Embora estudos no futuro possam comprovar as bases científicas deste fenômeno, muitos pesquisadores permanecem céticos. "Talvez, o que a gente observa atualmente nada mais seja do que o acaso", diz Alexandra Alvergne, professora-adjunta de Antropologia Biocultural na Universidade de Oxford.

Comente agora

Injeção de testosterona auxilia no tratamento de câncer de próstata

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 03/12 14:29h
Injeção de testosterona auxilia no tratamento de câncer de próstata

Um câncer de próstata avançado teria sido curado após "choque" do tumor com grandes quantidades de testosterona. O resultado foi visto como “inesperado” e “excitante” pelos médicos, viso que nos tratamentos tradicionais, os tumores são afastados de testosterona. O teste foi realizado também com outros homens gravemente doentes, que apresentaram resultados como a redução de tumores e a interrupção do avanço da doença. De acordo com O Globo, os cientistas realizaram o teste pela observação de níveis de antígeno prostático específico (PSA), usado para monitorar o câncer de próstata. Um dos 47 homens que participaram do experimento apresentou uma pequena quantidade de PSA em seu corpo e nenhum traço da doença. Ele foi considerado curado após 22 ciclos de tratamento.

Comente agora

Vegetarianos são melhores na cama, diz a ciência

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 03/12 11:04h
Vegetarianos são melhores na cama, diz a ciência

Há algum tempo que se tem levantado a ideia de que as pessoas vegetarianas têm uma vida sexual melhor. Mas o que têm os vegetarianos que os faz ter esta fama? De acordo com vários estudos, os vegetarianos se destacam pela sua agilidade, escasso índice de disfunções sexuais e um agradável odor corporal. Ingrediente que, em teoria, são garantia de êxito no mundo das relações amorosas. O Buena Vida do AS consultou as conclusões de vários estudos e revela que as pessoas que seguem uma dieta vegetariana, devido às antocianinas e aos flavonóides, reduzem o seu risco de sofrer de disfunção erétil comparativamente a quem segue uma dieta carnívora – na qual grande parte da gordura saturada limita o fluxo sanguíneo e aumenta a pressão arterial, afetando a ereção do homem.

Comente agora

Para acabar com tabus, chegou Barbie que amamenta

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 03/12 07:43h
Para acabar com tabus, chegou Barbie que amamenta

A amamentação em público é tema que dá "pano para manga". Betty Strachan está querendo pôr um ponto final neste assunto. Para isso, fez algo que ainda ninguém tinha pensado e criou uma Barbie que amamenta, conta o The Independent. A mulher, de 28 anos, começou a criar as suas próprias bonecas depois de ter sido mãe e de perceber o efeito que os brinquedos têm na vida das crianças. “Reparei que a falta de diversidade poderia ser potencialmente perigosa psicologicamente”, diz. Betty conta que uma menina morena de olhos escuros pode achar estranho ter uma boneca loira de olhos azuis a quem todos acham bonita. A boneca criada por ela se chama "Mamas Worldwide Barbie". A ideia para produzi-la surgiu durante um encontro com um grupo de mães, no qual desenhava uma boneca que representaria todo o grupo. Betty explica que o objetivo do seu trabalho é “mudar mentalidades”.

Comente agora

Mangá Eclesiástico é lançado na Comic Con Experience

Curiosidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 03/12 00:00h
Mangá Eclesiástico é lançado na Comic Con Experience

Na Comic Con Experience deste ano, realizada entre os dias 1 a 4 deste mês, foram lançados exemplares do segundo volume do Eclesiástico Mangá, saga que traz temáticas cristãs ao reduto nerd. A produção é lançada pela editora 100% Cristão que se define, a partir de suas próprias palavras, “a única especializada no Brasil em materiais voltados à temática geek cristã, como quadrinhos, mangás e jogos”. Eclesiástico Mangá foi escrito por Richarde Guerra, que é coordenador de Juventude da Igreja Batista da Lagoinha, pastor, evangélico professor universitário e pós-graduado em Teologia. As ilustrações, por sua vez, ficaram a cargo de Igor Cicarini, desenhista e pastor, com portfólio extenso o qual abrange, inclusive, a Marvel Comics. Segundo a editora, a história dá continuidade à saga de um professor jovem e cético que descobre poderes sobrenaturais. Com influências do sci-fi, a obra faz várias referências à conflitos de fé de cristãos e, ainda, apresenta clima de suspense. “Depois de compreender a existência de um mundo espiritual e as batalhas nele existentes, o Eclesiástico aceita o seu chamado e ingressa em uma batalha épica entre o bem e o mal, com inimigos que usam armas sutis para impedi-lo de realizar sua missão na Terra”, conta o enredo. Além do novo volume, está à venda um box dedicado para colecionadores. A edição soma as duas edições do mangá, com um design específico. A disponibilidade, além da Comic Con, também é on-line, no site da 100% Cristão.

Comente agora

Dormir pouco pode ser perigoso para o coração, mostra estudo

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 02/12 17:14h
Dormir pouco pode ser perigoso para o coração, mostra estudo

Dormir pouco pode ser perigoso para o coração, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Bonn (Alemanha). Os pesquisadores avaliaram as condições cardíacas de médicos da própria equipe, que trabalham em turnos de 24 horas, e descobriram que a falta de sono aumenta a pressão sanguínea e sobrecarrega o coração, aumentando a força dos batimentos (contratilidade) e sua frequência."Pela primeira vez, mostramos que uma privação de sono de curto prazo, no contexto dos turnos de 24 horas, pode levar a considerável aumento da pressão sanguínea, da contratilidade e da frequência cardíaca", disse o autor principal do estudo, Daniel Kuetting, do Departamento de Radiologia Diagnóstica da Universidade de Bonn.Pessoas que trabalham em serviços de emergência, como médicos, policiais, bombeiros e outros, são convocados com frequência para atuar em turnos de 24 horas. Já se sabia que esse tipo de jornada estressante pode afetar diversos processos físicos, cognitivos e emocionais.

Comente agora

Escritório muito frio ou quente pode gerar cansaço e problemas de saúde

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 02/12 15:25h
Escritório muito frio ou quente pode gerar cansaço e problemas de saúde

A temperatura no ambiente de trabalho durante o verão deve ficar entre 23ºC a 26ºC, segundo resolução da Anvisa. Mas quem disse que essa norma acabou com as disputas entre funcionários friorentos e calorentos pelo controle do ar-condicionado?Em busca do próprio conforto térmico, há quem desligue os aparelhos sem abrir as janelas ou abaixe a temperatura ao mínimo possível. Isso pode desequilibrar o clima e levar a extremos, causando infecções respiratórias, alergias e queda no rendimento."O conforto está relacionado ao equilíbrio do corpo humano. Um ambiente de trabalho agradável deve ter a temperatura de acordo com a norma, uma renovação de ar frequente e umidade de, no mínimo, 40%", explica o médico Kleber José Campos, conselheiro científico da APMT (Associação Paulista de Medicina do Trabalho).Suor, irritação, falta de disposição e saídas constantes para "tomar um ar" são situações bastante conhecidas pelos calorentos.

Comente agora

Zumbido em jovens indica futura perda auditiva

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 02/12 13:37h
Zumbido em jovens indica futura perda auditiva

Pode reparar: atualmente, os fones de ouvido são quase uma extensão do corpo dos jovens. Só que não desgrudar do aparelho cobra consequências. Ainda mais quando o barulho que sai dele é similar ao de uma casa de show – algo recorrente hoje, como evidencia um trabalho da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido. Entre os 170 estudantes de 12 a 17 anos que participaram da análise, 95% relataram ouvir música com os fones.Desses, 77% assumiram que deixam o volume alto. Até aí, pouca novidade, certo? Mas, ao serem questionados se já tinham ouvido um zumbido nos últimos 12 meses, 54,7% dos voluntários soltaram um sonoro sim. “O número é alarmante”, diz a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenadora da pesquisa.

Comente agora

Tabela periódica acaba de ganhar quatro novos elementos

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 01/12 18:50h
Tabela periódica acaba de ganhar quatro novos elementos

Você sabia todos os nomes dos elementos da tabela periódica de cabeça? Pois agora terá que acrescentar mais quatro deles à sua memória. A União Internacional de Química Pura e Aplicada aprovou ontem (30) os nomes dos novos elementos: Tennessine, Nihonium, Moscovium e Oganesson. Três deles, Tennessine, Nihonium e Moscovium, foram nomeados com base nos locais nos quais foram descobertos: Nihon, Moscou e Tennessee, respectivamente. Já o quarto elemento, Oganesson, recebeu seu nome em homenagem ao cientista nuclear russo Yuri Oganessian. Com isso, agora a sétima fileira da tabela periódica está completa. Se novos elementos forem descobertos, será preciso abrir uma nova para acomodá-los. (Superinteressante)

Comente agora

Pesquisadores: disfunção erétil melhora com exercício físico

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 01/12 14:59h
Pesquisadores: disfunção erétil melhora com exercício físico

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Saúde (Cintesis) da Universidade do Porto, em Portugal, defendem que o exercício físico pode e deve ser usado no tratamento da disfunção erétil, a par da medicação e sob supervisão médica. Num trabalho publicado no British Journal of Sports Medicine, a equipe coordenada por Carlos Martins e Luís Azevedo, médicos, professores universitários e investigadores do Cintesis, refere que "foi realizada uma extensa e aprofundada pesquisa, seleção e análise da literatura e agregados os resultados de sete ensaios clínicos desenvolvidos entre 2004 e 2013, envolvendo 478 participantes com diagnóstico de disfunção erétil e idades compreendidas entre os 43 e os 69 anos". Os resultados indicaram que "a atividade e exercício físicos melhoram a disfunção erétil, especialmente os exercícios aeróbicos com intensidade moderada a vigorosa".

Comente agora

Hoje é dia de montar a árvore de Natal. Mas sabe o que significa?

Curiosidades  Postado por Willyam Reis - 01/12 09:31h
Hoje é dia de montar a árvore de Natal. Mas sabe o que significa?

O dia 01 de dezembro é tido como o ideal para se montar a árvore de Natal. Mas sabe porque é que montamos a árvore e porque é que a decoramos? O Express britânico explica que os pinheiros têm sido usados pelas civilizações antigas como um símbolo da vida eterna. Alguns dizem que sua forma triangular aponta para o céu e representa a trindade sagrada. Os romanos decoravam seus templos com essas árvores durante o festival de dezembro de ‘Saturnalia’, e os pagãos trariam ramos para as suas casas para o solstício de inverno. O uso da árvore de Natal moderna é muitas vezes atribuído ao século XVI, pelo pregador alemão Martin Luther, sendo que se diz que comprou e levou uma árvore para a sua casa e a decorou com velas. A tradição tornou-se popular por toda a Renânia no início do século XVIII, e em 1840 chegou ao Reino Unido pelo marido alemão da rainha Victoria, príncipe Albert. Foi publicado um desenho da realeza com a sua árvore no Illustrated London News em 1848, o que provocou uma tendência entre as famílias britânicas de classe alta e acabou por se ir espalhando pela Europa.

Comente agora

Substâncias de certos vegetais podem melhorar a memória

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 30/11 17:04h
Substâncias de certos vegetais podem melhorar a memória

Se um vegetal tem uma tonalidade verde-escura (a exemplo do espinafre), alaranjada ou amarelada (como a cenoura e o milho), tem grande chance de conter luteína ou zeaxantina, dois tipos de carotenoide bastante associados à saúde ocular. Mas um novo estudo descobriu que essas substâncias fazem bem até para a cabeça. Os pesquisadores, da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, pediram para que 43 homens e mulheres, entre 65 e 86 anos, memorizassem e depois se lembrassem de alguns pares de palavras. Enquanto isso, seus cérebros eram analisados por um aparelho de ressonância magnética. Os cientistas também checaram os níveis de luteína e zeaxantina presentes nas retinas dos voluntários.Os resultados apontam que a turma com maiores taxas dessas moléculas sobrecarregavam menos o cérebro para se recordar das palavras. Isto é, os carotenoides podem estar associados a uma melhor eficiência da massa cinzenta. Mas calma: não significa que se entupir de espinafre vai prevenir doenças mentais. Os cientistas até estão tentando desenvolver estudos nesse sentido, mas ainda não firmaram um elo entre tais componentes e a ausência de males como o Alzheimer. Além disso, pode ser que outro fator escondido na pesquisa em questão tenha provocado a melhora nas funções cognitivas — e não a luteína ou a zeaxantina. De qualquer modo, espera-se que mudanças equilibradas na dieta seriam capazes de turbinar os neurônios.

Comente agora

Síndrome de Cotard: como é a vida de quem pensa que está morto

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 30/11 16:44h
Síndrome de Cotard: como é a vida de quem pensa que está morto

A Síndrome de Cotard não é muito conhecida. A pessoa que a possui tem a característica de negar a própria existência. Ou seja, esta condição rara faz com que os pacientes acreditem estar mortos e não reajam a estímulos exteriores. A Síndrome de Cotard recebeu o nome do neurologista que o observou pela primeira vez em uma mulher que negava a existência de Deus, do diabo e dela própria, em 1880. Desde então, pouco mais se avançou no seu estudo. “Há poucos estudos a respeito da doença no nosso país e a literatura científica de outros países também não abunda”, explica Manuel Sánchez Pérez, coordenador de uma unidade de psiquiatria geriátrica em Barcelona, Espanha. "Às vezes diz que não pode andar porque metade do seu corpo continua na cama. Outras, que não pode comer porque o seu estômago desapareceu. Mas o pior é quando diz que está morta e que estamos todos”, conta ao El Mundo a filha de uma paciente com a doença. A condição incide com maior frequência em pacientes idosos e coexiste com outras condições, como a esquizofrenia e depressão psicótica. “O tratamento habitual inclui o uso de psicofármacos, mas o tratamento mais eficaz passa pelo recurso a terapia eletroconvulsiva”, ou seja, a produção de convulsões no cérebro através da aplicação de estímulos elétricos”, acrescenta Sánchez Pérez.

Comente agora

Gorgonzola da Lombardia é eleito o melhor queijo da Itália

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 30/11 16:29h
Gorgonzola da Lombardia é eleito o melhor queijo da Itália

O "gorgonzola dolce", produzido pela indústria Arrigoni Battista, localizada na comuna de Pagazzano, na região de Lombardia, foi eleito o melhor queijo italiano na 29ª edição do "World Cheese Awards", realizada em San Sebastián, na Espanha. Outros queijos italianos também participaram da disputa como o Pecorino, fabricado pela Riserva Del Fundator, e o Parmigiano Reggiano. Já o prêmio de melhor queijo do mundo de 2016 foi para o norueguês Kraftkar, um tipo azul, fabricado pelo produtor Gunnar Waagen de Tingvollost. O Festival Internacional do Queijo reuniu cerca de três mil concorrentes de mais de 30 países. Mas, para a final, foram apenas 16 produtores. (ANSA)

Comente agora

Respirar de boca aberta gera mau hálito em crianças

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 29/11 16:50h
Respirar de boca aberta gera mau hálito em crianças

Você já reparou no jeito que seu filho inspira o ar? A pergunta parece curiosa, mas tem tudo a ver com uma chateação que incomoda bastante os jovens, a halitose. Em um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o cirurgião-dentista Giancarlo Zanoli Trentim avaliou 55 garotos e garotas entre 3 e 14 anos. Eles foram divididos de acordo com o jeito de respirar – pelo nariz ou pela boca.Descobriu-se, então, que 63% do grupo com respiração eminentemente bucal tinha halitose (número maior do que o encontrado na outra turma). E a explicação é simples: todo mundo carrega bactérias por trás do mau hálito. Só que, ao puxar o oxigênio por entre os lábios, a saliva resseca e isso abre espaço para micro-organismos se proliferarem e causarem o fedor.

Comente agora

Seis alimentos para comer de manhã e ter uma barriga lisa

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 29/11 16:15h
Seis alimentos para comer de manhã e ter uma barriga lisa

É quase impossível passar pelas redes sociais das celebridades sem ver chás e sucos que prometem a tão desejada ‘barriga lisa’. Mas e se lhe dissermos que uma das melhores formas de conseguir o abdômen trincado é comendo? A única coisa que precisa ingerir logo de manhã para conseguir uma barriga mais lisa é alimentos com ácidos graxos monoinsaturados. De acordo com a revista Prevention, a dita gordura saudável é uma das maiores aliadas no caminho para uma barriga mais elegante. Isto porque além de ser super saudável, ajuda o corpo a livrar-se do tecido gordo indesejado e contribuem para a saúde cardiovascular. E onde é que os pode encontrar? Em alimentos como abacate, amêndoa ou nozes, azeite, sementes e até no chocolate amargo (mais de 70% de cacau).

Comente agora

Mãe e bebê devem ficar colados por 24 horas após o parto

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 29/11 15:18h
Mãe e bebê devem ficar colados por 24 horas após o parto

O Ministério da Saúde publicou no mês passado uma portaria no Diário Oficial da União, na qual recomenda que mães e bebês permaneçam juntinhos por pelo menos 24 horas depois do nascimento. Atualmente, várias crianças são encaminhadas para o berçário do hospital mesmo se estão saudáveis.Segundo o documento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também prega que a prática seja adotada. Além disso, aqui no Brasil existe a necessidade de “organização e melhoria da qualidade da atenção à mulher e ao recém-nascido no Alojamento Conjunto”.A incorporação dessa medida traz diversos benefícios. Se o recém-nascido não exigir um cuidado mais intenso logo de cara, colocá-lo em contato pele a pele com a mãe logo nos primeiros momentos de vida ajuda na formação do sistema imunológico e de uma flora intestinal equilibrada — vale dizer que esse assunto está ganhando cada vez mais relevância em debates médicos.Além disso, essa estratégia fortalece o vínculo entre mãe e filho, auxilia a manter a temperatura do pequeno, estabiliza a respiração e acalma o choro. E não para por aí. O colostro, leite produzido nos primeiros dias após o parto, é rico em nutrientes e fornece ao organismo infantil diversos anticorpos. Veja alguns pontos que se somam a favor da conduta:

Por que é bom ficar grudado para o bebê

Comente agora

Cantadas são consideradas assédio sexual; saiba mais

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 29/11 13:11h
Cantadas são consideradas assédio sexual; saiba mais

São assovios, comentários de viés sexual, olhares e até mesmo contato indesejado. Essas são situações cotidianas pelas quais as mulheres passam ao caminhar na rua, andar em transporte público e mesmo em ambientes de trabalho. Essas cantadas e investidas indesejadas também são uma forma de assédio sexual praticada pelos homens contra mulheres em espaços públicos.Um levantamento do projeto Think Olga com 7.762 mulheres constatou que 99,6% das entrevistadas já foram assediadas. Cerca de 98% delas relatou que a cantada ocorreu na rua, e 64%, no transporte público. Para 83%, a situação é desagradável.Por vezes, esse comportamento é minimizado e confundido com elogio. Contudo, a pesquisadora Tânia Fontenele, do Instituto de Pesquisa Aplicada da Mulher (Ipam), explica que essa noção é falaciosa."Não podemos achar que isso é natural ou que esse tipo de comportamento seja elogioso, pois é absolutamente vazio. O que acontece é uma perpetuação de preconceitos machistas, o indivíduo se sente no direito de fazer o que quiser."

Impactos

Comente agora

Dicas para uma rotina saudável de sono do bebê

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 28/11 17:14h
Dicas para uma rotina saudável de sono do bebê

É comum os pais de primeira viagem carregarem dúvidas relacionadas aos cuidados do seu bebê. Aspectos como rotina e sono são essenciais ao desenvolvimento infantil e não devem ser ignorados. Diante disso, o dr. José Gabel, membro do Departamento de Cuidados Domiciliares da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), revela alguns caminhos para um ritual equilibrado que favoreça o cotidiano familiar. “Desde a chegada do bebê ao seu novo lar, é importante estabelecer uma rotina.Assim, o bebê se acostumará aos horários e dinâmicas vivenciados pela família, e ficará menos ansioso”, explica o pediatra. No entanto, ele frisa que apenas as atividades do dia-a-dia são reguláveis – com exceção ao aleitamento materno, que deve ser incentivado em livre demanda. Quanto ao tempo de sono, este é variável. O bebê pode dormir de 15 a 18 horas até o terceiro mês de vida, com tendência a diminuição conforme seu crescimento.

Comente agora

10 fatos que você precisa saber sobre tumor cerebral

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 28/11 13:57h
10 fatos que você precisa saber sobre tumor cerebral

O câncer é uma doença que assusta a todos, e com razão. Mas existem muitos mitos e tabus que afligem as pessoas. Por isso, a divulgação de informações claras e objetivas são importantes para amenizar esse cenário de pessimismo que ronda a doença. Um dos pontos, por exemplo, que muita gente não sabe sobre o tumor cerebral é que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são grandes.Por isso, visando esclarecer dúvidas, o neurocirurgião, especialista em tumor cerebral pela UNIFESP, Dr. Luiz Daniel Cetl, elencou 10 coisas que todos precisam saber sobre a doença.

1- O tumor cerebral, por si só, já é uma doença completamente invasiva e ocasiona mudanças físicas, sociais e psicológicas na vida do portador. Em muitos casos, o tratamento deixa o paciente debilitado, impossibilitado ou limitado para realizar atividades até então consideradas normais em seu cotidiano. Existem vários tipos de tumor cerebrais. O importante é o diagnóstico bem feito para identificar quando é benigno ou maligno.

Comente agora

Deus não criou vida em outros planetas, defende astrônomo cristão

Curiosidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 27/11 18:23h
Deus não criou vida em outros planetas, defende astrônomo cristão

A pergunta “Estamos sozinhos no universo?” incomoda a humanidade há muito tempo. Desde a antiguidade muitos já tentaram dar uma resposta, de filósofos a astrônomos. A teologia em geral não se debruça muito sobre o tema, mas o dr Hugh Ross – que é astrônomo e teólogo– acredita que Deus não criou vida em outros planetas. Nascido no Canadá, Ross é professor de astronomia na Universidade de Toronto e durante 11 anos foi pastor de evangelismo de uma Igreja Congregacional. Ficou conhecido por apresentar um programa semanal chamado “Razões para Acreditar” no canal de TV a cabo Trinity Broadcasting Network. Para Ross, não há evidências entre os 3547 planetas descobertos pelo homem até hoje, que exista vida extraterrestre. Ele defende que a ciência, ao invés de “há vida lá fora?” deveria tentar responder “por quê estamos aqui?”. Em entrevista ao Christian Post, o astrônomo cristão explicou que, aliando anos de estudo e pesquisa sobre astronomia e teologia, chegou a uma conclusão. Deus olha para a Terra de forma singular. Em Gênesis, ressalta, ouvimos  sobre o desenvolvimento de todo o universo, mas apenas neste planeta há vida. Ele está lançando o livro  “Improbable Planet”, onde justifica seus argumentos e reafirma que a história e a composição do universo cumprem o propósito de Deus. “Isso faz com que bilhões de seres humanos possam ouvir e responder à oferta de redenção de seus pecados e terem uma relação segura e amorosa com o Senhor”, sublinhou Ross. O material preparado por ele é fruto de anos de estudo, onde se propõe a responder dúvidas comuns sobre o tema. Para isso, refuta os quatro pressupostos mais comuns para se falar sobre a possibilidade de vida em outros planetas.

São eles:

Comente agora

Tradição diz que árvore de Natal deve ser montada neste domingo

Curiosidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/11 21:06h
Tradição diz que árvore de Natal deve ser montada neste domingo

Um dos impasses em torno da celebração natalina, além de decidir sobre onde passar a ceia, é quando colocar a árvore de Natal e as decorações temáticas. Há quem inicie esse ritual o mais cedo possível, no início de novembro, e também quem espera dezembro começar. Finalmente, existe data certa para montar sua árvore de Natal e enfeitar sua casa?

Para quem segue à risca as tradições católicas, sendo o Natal uma de suas mais importantes celebrações, o dia indicado para o início da montagem da árvore natalina coincide com o início do Advento – o quarto domingo antes do Natal, neste ano, o dia 27 de novembro. "Hoje em dia não há uma data fixa. É mais um aspecto cultural, as pessoas vão gostando da simbologia da data. O Advento é o primeiro tempo da liturgia cristã e o momento de preparação e reflexão para o nascimento de Jesus Cristo", explica o padre Fraklin Silveira. Bolas que representam a luz, estrelas que lembram a história dos três magos. Para a aposentada Magali Pita, 75, todos esses elementos utilizados na decoração natalina ajudam a entrar no clima do Natal.

Comente agora

Conheça os nutrientes que fazem do tomate um alimento funcional

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 25/11 17:30h
Conheça os nutrientes que fazem do tomate um alimento funcional

Importante componente na refeição diária de milhões de brasileiros, o tomate é bastante conhecido por seu gosto característico. Além do sabor, o fruto possui inúmeros benefícios, que protegem desde a saúde dos olhos até o coração.A nutricionista Indianara Coimbra, da Trebeschi Tomates, lista os principais nutrientes do alimento e explica o que cada um oferece de bom ao organismo. Confira:

Vitamina A

Por meio da sua ação antioxidante, que protege o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres, a vitamina previne doenças oculares (como a catarata), auxilia no processo de proteção e reparação da pele e, entre outros benefícios, ajuda evitar e combater infecções.

Vitamina C

Comente agora

Acordou com náuseas? Veja o que deve comer antes de tudo

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 25/11 16:29h
Acordou com náuseas? Veja o que deve comer antes de tudo

Há dias em que simplesmente o corpo não acorda bem. Seja pelo álcool ou comida a mais na noite anterior, por uma má noite de sono ou por uma gripe que está batendo na porta, por vezes acordamos mal do estômago e com náuseas. E, apesar de provavelmente não ter vontade de comer nada, há alimentos que você pode comer para aliviar os sintomas e se sentir melhor. De acordo com o Everyday Health, as bolachas de água e sal, tipo cream cracker, podem ser as melhores amigas do seu estômago quando está neste estado. Estas bolachas têm a quantidade certa de amido para absorver os ácidos do estômago que lhe fazem sentir enjoos. Mas se não tiver bolachas de água e sal, também pode apostar em torradas secas, mas evite beber qualquer líquido enquanto come, pois isso pode fazer com que vomite.

Comente agora

6 vezes em que você queria que Murphy estivesse errado

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 25/11 15:25h

Como diz a Lei de Murphy: o que pode dar errado vai acontecer nos piores momentos, do pior jeito, não é mesmo? 

1. Você está preso fora de casa:

Chegar no lar doce lar é um dos melhores momentos do dia. Enfim, descanso! Na porta de casa, você coloca as mãos no bolso e… “ONDE ESTÁ MEU CHAVEIRO?!” Se você está chegando do trabalho, até dá pra voltar ao escritório mesmo com o engarrafamento monstro que está na cidade. Mas, quando se perde as chaves bêbado na balada, voltando do treino na academia ou simplesmente porque você não faz ideia de onde estão, ter o chaveiro 24h confiável seria uma mão na roda, hein?! Diz aí.

2. Seu banheiro está "possuído": 

 

Você acorda atrasado, se atrapalha para achar a toalha, toma uma ducha correndo, não sabe que roupa vestir e quando finalmente acha que vai conseguir sair de casa, o banheiro se rebela, o encanamento estoura ou entope geral. Agora, imagine tudo isso, com uma reunião inadiável marcada para daqui a uma hora? Nesse momento tudo o que a gente quer é alguém que entenda do assunto – e que chegue RÁPIDO – de preferência já com um bombeiro a tiracolo.

3. Quando o chuveiro faz cosplay do Ice Bucket Challenge:

E quando o problema é o chuveiro? Você entra querendo uma água quentinha para relaxar e de repente, um estouro transforma o sonho em um remake do Desafio do Balde de Gelo. Muita faísca, aquele cheirão de queimado e, pra piorar, água gelada…. Disk-eletricista: SERIA O MEU SONHO?!

4. As chaves ficaram no carro. Ele está trancado. Com o alarme ligado: 

Comente agora

Pequena mudança na alimentação pode reduzir riscos para o coração

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 25/11 13:06h
Pequena mudança na alimentação pode reduzir riscos para o coração

Alimentos como carnes vermelhas, chocolate, queijo, leite pasteurizado, ‘fast food’, ‘junk food’ e manteiga são ricos em gorduras saturadas que podem ser más para a saúde do coração se consumidas em excesso. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard concluiu que o aumento de cerca de 5% da ingestão de ácidos graxos SFAs, encontrados nestes alimentos, estava associada a um aumento de 25% do risco de doença cardíaca coronária nos próximos 24 a 28 anos. E, como reporta o Express britânico, o estudo aponta que substituir apenas 1% dessas gorduras saturadas da dieta por fontes de energia mais saudáveis reduz drasticamente o risco, entre 6 e 8%. Portanto, basta substituir o chocolate ao leite por chocolate amargo (75% cacau), por exemplo, ou passar a comer mais vezes peixe ou carnes brancas e vez de carnes vermelhas para contribuir para a saúde do seu coração.

Comente agora

Seu cão se lembra das coisas que você faz, diz estudo

Curiosidades  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/11 01:53h
Seu cão se lembra das coisas que você faz, diz estudo

Os cães são capazes de se lembrar do que seus donos fizeram no passado recente – o que sugere que a memória desses animais é mais desenvolvida do que se acreditava. Segundo estudo publicado na última quarta-feira no periódico científico Current Biology, os cães apresentam um tipo de memória episódica – a capacidade de voltar mentalmente no tempo e se lembrar de detalhes sobre um evento –, cuja existência foi demonstrada em primatas, mas nunca em cães. Para chegar a esses resultados, cientistas liderados por Claudia Fugazza, que trabalha em um dos maiores grupos de pesquisa sobre cães do mundo, o MTA-ELTE Comparative Ethology Research Group, em Budapeste, na Hungria, adaptaram uma técnica de treinamento chamada “Faça como eu faço”, que permite que, por meio de seu comportamento, os cães sinalizem se recordam de determinados eventos. No total, dezessete cachorros de raças variadas foram treinados para imitar alguma ação humano inédita – por exemplo, subir em uma cadeira ou tocar em um guarda-chuva – quando ouvissem o comando “faça”. “Dar aos cães o comando ‘faça’ depois de um tempo é de certa forma semelhante a perguntar a eles: ‘você se lembra do que seu dono fez?’”, disse a pesquisadora. O estudo revelou que cães treinados com o método podem imitar as ações de seus donos, mesmo depois de longos intervalos. No total, 94,1% dos cães imitaram seus donos quando solicitados – 58,8% copiaram seus donos corretamente um minuto depois de verem a ação e 35,3% repetiram a ação uma hora depois. Segundo o estudo, a diminuição das lembranças dos cães de momentos que não estavam revestidos de qualquer importância especial revela que esses animais têm um tipo de memória episódica.

“Presente eterno”:

Comente agora

DNA pode prever com quem você vai casar

Curiosidades  Postado por Anacley Souza - 24/11 22:32h
DNA pode prever com quem você vai casar

Nós buscamos quem é parecido conosco. Pessoas com alto grau de escolaridade, por exemplo, geralmente buscam parceiros com o mesmo nível de estudo e de social. Para a psicologia, isso acontece porque buscamos familiaridade e alguém que pense como a gente. Mas agora a genética também tem algo a dizer sobre a sua vida amorosa. Um novo estudo da Universidade de East Anglia trouxe evidências genéticas de que também tendemos a nos relacionar com quem tem certas regiões do DNA parecidas com as nossas. Os pesquisadores analisaram material genético de 1.600 casais no Reino Unido. Eles analisaram loci, os locais dos cromossomos em que ficam certos marcadores genéticos associados à educação. Fizeram isso baseados em estudos anteriores que mostram uma correlação entre a presença de determinados genes e um grau de escolaridade maior, por exemplo. A primeira etapa do estudo foi ver se, de fato, esses marcadores genéticos refletiam o grau de escolaridade dos voluntários, confirmando os estudos anteriores.

Comente agora

O que pode acontecer quando se dorme com lentes de contato?

Curiosidades  Postado por Débora Ayane - 24/11 17:35h
O que pode acontecer quando se dorme com lentes de contato?

Quem usa lentes de contato por vezes fica com preguiça de tirá-las antes de dormir. A vontade de ir para a cama direto e só tirá-las no dia seguinte pode parecer tentadora, mas os oftalmologistas recomendam que, por mais que se tenha preguiça, as lentes devem ser sempre retiradas, mesmo que se vá tirar apenas um cochilo rápido.Um relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos aponta que cerca de 50% das pessoas já dormiu, pelo menos uma vez, com as lentes de contato, de acordo com o site Fatos Desconhecidos.O hábito é prejudicial para a saúde da córnea, que é oxigenada por meio de contato com o ar, e pode trazer sérios riscos de infecções nos olhos, segundo o cirurgião Kerry Assil, de Los Angeles.O site listou os quatro maiores riscos para os olhos, causados pelo hábito de dormir com as lentes de contato. Conheça:

1. Hipóxia do olho, ou baixa concentração de oxigênio no olho, o que pode levar ao crescimento de vasos e à perda de visão.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com