Voz


PodCast



Enquete





Blog

Brasil

Temer vai a SP para avaliar eventual necessidade de cateterismo

Brasil  Postado por Willyam Reis - 23/11 22:09h
Temer vai a SP para avaliar eventual necessidade de cateterismo

O presidente Michel Temer estará em São Paulo nesta sexta-feira (24) para ir ao hospital Sírio Libanês. De acordo com o blog da Secretaria da Comunicação Social da Presidência, o peemdebista será submetido a uma avaliação do procedimento urológico que realizou no último dia 27. Além disso, o G1 refere que Temer irá a uma consulta sobre a eventual necessidade de um cateterismo. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Fachin autoriza delator da Odebrecht a cumprir pena sem condenação

Brasil  Postado por Willyam Reis - 23/11 19:38h
Fachin autoriza delator da Odebrecht a cumprir pena sem condenação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou o delator da Odebrecht, Paulo Cesena, a antecipar o cumprimento de sua pena mesmo sem ter condenação na Justiça. O magistrado acatou o pedido da própria defesa. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ex-executivo da empreiteira deverá cumprir prisão em regime domiciliar por um ano e será monitorado pela Justiça por meio de tornozeleira eletrônica. O acordo também impõe a Cesena uma multa, que deverá ser paga pela companhia. (Bahia.Ba)

Comente agora

Garotinho evita banho de sol para não encontrar inimigos políticos

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/11 17:45h
Garotinho evita banho de sol para não encontrar inimigos políticos

O advogado do casal Garotinho, Carlos Azeredo, disse nesta quinta-feira (23) que seus clientes não participaram do banho de sol na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio. A unidade abriga, atualmente, três ex-governadores do estado. Além de marido e mulher, Sérgio Cabral, inimigo político deles, também ocupa uma das celas, sem contar com os deputados estaduais Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo, encaminhados ao local, no início desta semana. Rosinha, no entanto, deve ser encaminhada para o presídio feminino Nelson Hungria, em Bangu. Ela só deve passar por Benfica porque o local se tornou porta de entrada para os presos que ingressam no sistema penitenciário fluminense. A prisão também recebe os presos da Lava Jato com nível superior. “Eu perguntei se ele encontrou com algum preso da Lava Jato durante o banho de sol e ele falou que não. Mas ele disse que teme pela segurança dele porque está em um corredor sozinho e em uma cela sozinho. É um corredor intermediário e o próximo seria o corredor dos presos da Lava Jato”, disse Carlos Azeredo, conforme o portal G1.

Comente agora

Maioria do STF vota pela restrição ao foro privilegiado para parlamentares

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/11 16:47h
Maioria do STF vota pela restrição ao foro privilegiado para parlamentares

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (23) a favor da restrição ao foro privilegiado para deputados e senadores. Até o momento, sete dos 11 integrantes da Corte se manifestaram a favor a algum tipo de restrição na competência do tribunal para julgar crimes praticados por deputados e senadores. Os demais ministros devem votar após o intervalo da sessão. Para os ministros, deputados federais e senadores somente devem responder a processos no STF se o crime for praticado no exercício do mandato. Na sessão desta tarde, votaram os ministros Alexandre de Moraes, que havia pedido vista do processo, Edson Fachin e Luiz Fux.

Comente agora

Mais de 500 mulheres sofreram algum tipo de agressão física a cada hora em 2016 no Brasil

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/11 16:32h
Mais de 500 mulheres sofreram algum tipo de agressão física a cada hora em 2016 no Brasil

Uma pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum de Segurança Pública, revelou que no Brasil, em 2016, 503 mulheres sofreram algum tipo de agressão física a cada hora. As agressões verbais e morais, como xingamentos e humilhações, atingiram 22% da população feminina. Ao longo do ano passado, 29% das mulheres passaram por algum tipo de violência, física ou moral. Entre as pretas (expressão usada pelo IBGE), o índice sobe para 32,5% e chega a 45% entre as jovens (de 16 a 24 anos). Foram vítimas de ameaças com armas de fogo ou com facas 4% - 1,9 milhão de mulheres. Espancamentos e estrangulamentos vitimaram 3%, o que representa 1,4 milhão de mulheres, enquanto 257 mil, 1% do total, chegaram a ser baleadas. Sobre as reações após a violência, 52% disseram não ter feito nada após a agressão, 13% procuraram ajuda da família, 12% buscaram apoio de amigos e 11% foram a uma delegacia da mulher. Entre as mais jovens (16 a 24 anos), o índice das que não fizeram nada após a agressão é de 59%.

Comente agora

‘Minha tese vale para parlamentares federais e não vai além disso’, diz Barroso sobre foro

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/11 16:12h
‘Minha tese vale para parlamentares federais e não vai além disso’, diz Barroso sobre foro

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (23) que a sua tese para reduzir o alcance do foro privilegiado só diz respeito a parlamentares federais. O STF reiniciou nesta tarde o julgamento que discute se devem ser reduzidas as hipóteses de aplicação do foro privilegiado a autoridades. A discussão foi retomada com a leitura do voto do ministro Alexandre de Moraes, que havia pedido vista (mais tempo para análise) no dia 1º de junho. Durante a leitura, Moraes pediu esclarecimentos a Barroso, relator do processo, quanto ao alcance da tese defendida pelo ministro. “A minha tese se aplica a parlamentares federais e não vai além disso”, respondeu Barroso a Moraes. Já há quatro votos favoráveis ao entendimento de que o o foro privilegiado para políticos só vale se o crime do qual forem acusados tiver sido cometido no exercício do mandato e se for relacionado ao cargo que ocupam.

Comente agora

Temer sanciona com vetos nova lei sobre adoções no Brasil

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/11 15:28h
Temer sanciona com vetos nova lei sobre adoções no Brasil

O presidente Michel Temer sancionou com vetos uma lei sobre adoções no Brasil. O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial da União. Segundo informações da Agência Brasil, ele vetou quatro partes, entre as quais um trecho que determinava que “recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de 30 dias” seriam cadastrados para adoção. Temer justificou que o prazo estipulado nesse trecho é insuficiente e citou que mães que tiverem, por exemplo, depressão pós-parto e ficarem longe do filho podem reivindicar a guarda da criança após um mês. O projeto sancionado nesta quinta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ele dá preferência na fila de adoção para interessados em adotar grupos de irmãos ou crianças. Também terá prioridade quem quiser adotar adolescentes com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde.

Comente agora

STF deve julgar em 6 de dezembro ação da PGR contra decisão da Alerj

Brasil  Postado por Willyam Reis - 23/11 13:22h
STF deve julgar em 6 de dezembro ação da PGR contra decisão da Alerj

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará no dia 6 de dezembro, daqui a duas semanas, uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que busca suspender a resolução aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que revogou as prisões dos deputados Jorge Picciani – presidente da Casa -, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB. O relator, ministro Edson Fachin, pediu nessa quarta-feira (22) a inclusão na pauta do plenário, e o Estadão Broadcast confirmou com assessores da presidente Cármen Lúcia que a ação irá a julgamento na primeira sessão do mês de dezembro — a de novembro já está fechada. Nos bastidores do Supremo Tribunal Federal, há um desconforto com a decisão da Alerj. Um ministro ouvido reservadamente pelo Broadcast disse que os últimos acontecimentos no Rio de Janeiro foram recebidos pela Corte com “desagrado e surpresa”. O ministro Marco Aurélio Mello já afirmou ver com “perplexidade” a decisão da assembleia.

Comente agora

Nove em cada dez municípios descumpriram meta fixada em lei de atender metade das crianças nas creches

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/11 11:40h
Nove em cada dez municípios descumpriram meta fixada em lei de atender metade das crianças nas creches

Só 10,1% dos municípios brasileiros fecharam o ano de 2016 cumprindo a meta de atender 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches. Na média nacional, 27,07% das crianças brasileiras dessa idade eram atendidas, quase a metade do que o previsto em lei. O prazo e o percentual de atendimento foram definidos por lei no Plano Nacional de Educação (PNE), de junho de 2014. Já o descumprimento da meta foi constatado por um novo sistema de verificação de dados criado pelos tribunais de contas do Brasil. O sistema on-line, lançado na quarta-feira (22), tem como base o software TC Educa, e foi produzido pelo grupo de trabalho do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon). Ele foi lançado durante um congresso em Goiânia. (Clique para acessar o sistema) 

Comente agora

Começa terceira fase de saques do PIS/Pasep

Brasil  Postado por Willyam Reis - 23/11 10:38h
Começa terceira fase de saques do PIS/Pasep

Homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos podem ter acesso ao PIS/Pasep a partir de hoje (23) na Caixa Econômica Federal (CEF) e no Banco do Brasil (BB). Os trabalhadores com conta corrente nas instituições recebem os créditos automaticamente. Para os demais cotistas, o atendimento nas agências começa na próxima segunda-feira (23). Anteriormente, a programação de atendimento da 3ª fase de pagamentos das cotas do PIS/Pasep – Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor P[ublico – previa saques a partir de 14 de dezembro. Com a antecipação, mais de 2 milhões de trabalhadores terão acesso aos recursos. O potencial de pagamentos desta terceira etapa é de que quase R$ 4 bilhões. Com o início dos pagamentos aos aposentados na última semana, o total sacado do fundo atingiu o valor de R$ 1 bilhão até 19 de novembro. Sendo que 56% deste valor se refere a pagamentos de aposentados.

Comente agora

Presos da Lava Jato reclamam de baile funk perto da cadeia de Benfica

Brasil  Postado por Willyam Reis - 23/11 08:51h
Presos da Lava Jato reclamam de baile funk perto da cadeia de Benfica

Políticos do Rio de Janeiro presos por corrupção no âmbito da Operação Lava Jato estão detidos na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona norte da cidade. Encarcerados, eles não têm reclamado da comida, dos colchões ou da infraestrutura do presídio. Mas do barulho oriundo dos bailes funks realizados na favela do Arará, localizada na parte de trás da cadeia, para onde as celas estão viradas. As informações são do Bom Dia Rio. A cadeia de Benfica, que há um ano recebe o ex-governador Sérgio Cabral, recebeu nesta quarta-feira (23) os também ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, além do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani. De acordo com o G1, Garotinho e Cabral estão em áreas separadas por serem considerados inimigos políticos. A presença de ambos na mesma cadeia motivou um comentário irônico por parte do deputado Miro Teixeira (REDE-RJ), que afirmou: "Soltos, nunca se amaram. Agora, sob o mesmo teto, só Deus sabe o que vai acontecer. É uma prisão de insegurança máxima". (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 60 milhões no sábado

Brasil  Postado por Willyam Reis - 23/11 07:30h
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 60 milhões no sábado

O concurso 1.990 da Mega-Sena acumulou. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado no sábado (25), será de R$ 60 milhões. Os números sorteados nesta quarta-feira (22), em Italva (RJ), foram: 11, 24, 26, 34, 37, 59. Pela quina, 78 apostadores ganharam R$ 41.488,51; já a quadra rendeu R$ 789,98 às 5.852 apostas ganhadoras.

Comente agora

Renault faz recall de cinco modelos no Brasil

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/11 23:43h
Renault faz recall de cinco modelos no Brasil

A possibilidade de falhas, com risco de acidentes e até incêndio, levou a Renault a anunciar um recall de cinco modelos fabricados em São José dos Pinhais (PR), entre eles o novo Kwid.  
Nos modelos Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch, a Renault detectou a possibilidade de deterioração da mangueira de baixa pressão da direção hidráulica, com risco de vazamento de fluido e consequente dificuldade de esterçar o volante, o que leva à possibilidade de acidentes. O chamado envolve 13.026 carros fabricados entre 29 de julho e 6 de outubro de 2016. Os reparos são todos gratuitos e o serviço deve ser agendado. O tempo de reparo estimado é de uma hora e meia.

Comente agora

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 60 milhões; veja as dezenas

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/11 22:19h
Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 60 milhões; veja as dezenas

A Caixa Econômica Federal sorteou na noite desta quarta-feira (22) o concurso 1.990 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas foram: 11-24-26-34-37-59. Ninguém acertou os seis números, e o prêmio acumulou em R$ 60 milhões. A Quina teve 78 ganhadores. Cada um vai levar R$ 41.488,51. Outras 5.852 acertaram a Quadra. Neste caso, cada uma ganhou R$ 789,98. O sorteio foi às 20h (horário de Brasília) em Italva (RJ). O concurso 1.991 da Mega-Sena será no sábado (25).

 

Comente agora

'Com as reformas, conseguiremos diminuir as desigualdades', diz novo ministro em posse

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/11 21:46h
'Com as reformas, conseguiremos diminuir as desigualdades', diz novo ministro em posse

O recém-empossado ministro das Cidades, Alexandre Baldy (sem partido-GO), declarou nesta quarta-feira (22) que a agenda de reformas do governo de Michel Temer ajudará a promover a redução da desigualdade social no país. "Nós, verdadeiramente, retiramos o Brasil do vermelho. Com a retomada do emprego e mais renda, com preços em queda, as famílias já vivem melhor", disse Baldy. O pronunciamento foi feito em cerimônia de posse no Palácio do Planalto, com as presenças do próprio presidente Temer, do ex-ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB-PE) e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O novo ministro das Cidades, inclusive, fez afagos a Maia, a quem chamou de querido amigo. "Vossa excelência tem conduzido com destreza as medidas necessárias para reconstrução deste país", afirmou Baldy. O governador de Goiás, Marconi Perillo, também recebeu elogios. O novo ministro disse que nasceu em um Estado agrícola, o que permitiu que ele testemunhasse a transformação nas cidades e no campo.

Comente agora

CCJ da Câmara aprova proposta que acaba com foro privilegiado

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/11 21:09h
CCJ da Câmara aprova proposta que acaba com foro privilegiado

Após ser aprovada em dois turnos pelo Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o chamado foro privilegiado em casos de crimes comuns recebeu, nesta quarta-feira (22), o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O texto ainda precisa ser avaliado por um colegiado especial, a ser criado especificamente para analisar a PEC, e submetido a mais dois turnos de votação no plenário da Câmara. São necessários, no mínimo, 308 votos dos 513 deputados. A matéria acaba com o direito de autoridades, como ministros, deputados e senadores responderem a ações penais em instâncias superiores. A PEC mantém o foro privilegiado somente para os cargos de presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF). Com informações do G1.

Comente agora

Procon fará atendimento para Black Friday a partir desta quinta

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/11 18:59h
Procon fará atendimento para Black Friday a partir desta quinta

Nesta sexta-feira (24), diversos estabelecimentos comerciais – principalmente lojas virtuais – irão realizar campanhas divulgando promoções para atrair a atenção dos consumidores, prometendo grandes descontos sob o slogan ‘Black Friday’. A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, irá realizar um plantão de atendimento especial para os consumidores. A instituição também está fazendo monitoramento de preços de uma amostra de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado. Plantão de atendimento: O Procon-SP terá um atendimento especial para os consumidores registrarem suas reclamações. Pelo telefone 151, começará às 18h do dia 23, indo até à 1h do dia 24, retornando no mesmo dia, das 6h às 22h. No atendimento eletrônico será disponibilizado um formulário especial no nosso site para reclamações e denúncias que ficará disponível a partir das 18hs da quinta-feira (23), além do Facebook e Twitter.

Comente agora

Vazamento sobre Marun irrita Temer, que adia troca de ministros

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/11 18:09h
Vazamento sobre Marun irrita Temer, que adia troca de ministros

O presidente Michel Temer decidiu adiar a troca do articulador político de seu governo depois do vazamento da informação de que ele havia escolhido o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) para o posto. A mudança havia sido confirmada em caráter reservado por integrantes do Palácio do Planalto no início da tarde desta quarta-feira (22), antes que o presidente tivesse discutido a substituição com o atual ministro da Secretaria de Governo, o tucano Antonio Imbassahy. A conta oficial do Planalto no Twitter chegou a informar que Marun assumiria o cargo na mesma cerimônia de posse do novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Temer se irritou com o vazamento, que ocorreu horas depois de ele pedir ajuda a Imbassahy e ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) para conquistar votos entre os tucanos na aprovação da reforma da Previdência. Auxiliares do presidente chegaram a afirmar que Marun tomaria posse nesta quarta, junto com o novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Tanto Imbassahy como Marun participaram da solenidade -ambos na plateia.

Comente agora

Justiça determina transferência de Garotinho de quartel para prisão de Benfica

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/11 17:08h
Justiça determina transferência de Garotinho de quartel para prisão de Benfica

A Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) determinou que o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PR), seja transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio, onde está preso o também ex-governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira, 22, depois que Garotinho foi levado para uma cela no quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Humaitá, na zona sul do Rio. A Vara de Execuções Penais (VEP) enviou ofício ao secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel Erir Ribeiro da Costa, para que a determinação seja cumprida. Em nota, a assessoria de imprensa do tribunal afirmou que a VEP tomou a decisão “após ter conhecimento de que, ao ser preso, o ex-governador Garotinho foi levado para o quartel dos Bombeiros e não para a Cadeia Pública, destinada aos presos provisórios, com curso superior”. 

Comente agora

Criminalizar criação artística é oportunismo eleitoral, diz senadora

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 22/11 15:37h
Criminalizar criação artística é oportunismo eleitoral, diz senadora

Em pronunciamento nessa terça-feira (21), a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) condenou a prática da censura, e disse que o processo moralista em vigor, que busca criminalizar a criação artística, tem um claro oportunismo eleitoral, que abusa da boa-fé da população e é promovido por “quem não tem voto ou proposta para o país”. Ao destacar a Frente Nacional contra a Censura, em Belo Horizonte, Marta Suplicy disse que a censura é nociva à sociedade. Ela observou que dogmas religiosos sempre existiram, e que a moralidade sempre foi impregnada das noções de certo e errado. As informações são da Agência Senado.

Comente agora

MP diz que grupo de Garotinho usava armas de fogo para obter vantagens

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 22/11 14:00h
MP diz que grupo de Garotinho usava armas de fogo para obter vantagens

Adenúncia contra os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho relata que o grupo tinha um "braço armado" para a realização de cobranças dos valores junto a empresários. O responsável pelas cobranças era, segundo as investigações, o policial civil aposentado Antônio Carlos Ribeiro da Silva, o Toninho. O empresário André Luiz da Silva Rodrigues, que se tornou delator do esquema, relatou como o policial aposentado o ameaçou para entregar R$ 3 milhões repassados pela JBS a uma de suas firmas. Garotinho e Rosinha foram presos nesta quarta-feira (22) sob acusação de crimes de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação de contas eleitorais. A denúncia relata arrecadação de caixa 2 junto a oito empresas, entre elas a JBS. Rodrigues relatou ao Ministério Público do Rio que uma de suas empresas, Ocean Link, firmou contrato fictício com a JBS de R$ 3 milhões para o fornecimento de software.

Comente agora

Moro é vaiado em congresso de procuradores municipais em Curitiba

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 22/11 13:20h
Moro é vaiado em congresso de procuradores municipais em Curitiba

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, foi alvo de protesto durante congresso dos procuradores municipais, na terça-feira, 21, em Curitiba. Alguns procuradores vaiaram o magistrado em meio a aplausos de outros presentes.Segundo informações do site Paraná Portal, quando o nome de Moro foi confirmado para o evento, 72 procuradores encaminharam nota ao presidente da entidade de classe, Carlos Mourão, para manifestar descontentamento.O grupo de procuradores que organizou o protesto deixou o local quando Moro iniciou a palestra.Em meio a aplausos de participantes que, de pé, saudaram Moro foi possível ouvir algumas vaias. Moro não demonstrou preocupação. A amigos, mais tarde, ele comentou que uns poucos manifestantes o vaiaram e que tal conduta faz parte da democracia.

Comente agora

Acumulada, Mega-Sena pode pagar 50 milhões nesta quarta-feira

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/11 11:04h
Acumulada, Mega-Sena pode pagar 50 milhões nesta quarta-feira

A Mega-Sena acumulada pode pagar nesta quarta-feira (22/11) o prêmio de R$ 50 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas. O concurso 1.990 será sorteado a partir das 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte, estacionado em Italva (RJ), na Avenida Herivelton Alves Marinho. Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor em poupança, receberá mais de R$ 234 mil em rendimentos mensais, o equivalente a R$ 7,8 mil por dia. Se preferir, pode comprar 333 carros de luxo ou 100 apartamentos de R$ 500 mil. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país.

Comente agora

Detentos mantinham motel em presídio de Goiás, revela investigação do MP

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/11 10:05h
Detentos mantinham motel em presídio de Goiás, revela investigação do MP

Detentos da Unidade Prisional de Anápolis, a 55 km de Goiânia, mantinham um motel no presídio, traficavam drogas e até saíam para festas. É o que revela investigação do Ministério Público de Goiás. De acordo com o portal de notícias G1, o diretor da unidade, um supervisor, um agente e mulheres de detentos foram presos durante uma operação realizada na manhã desta terça-feira (21). Ao site, o promotor de Justiça Thiago Galindo, que coordenou a operação, afirmou que o local funcionava como um “escritório seguro do crime”. A promotoria explicou que o motel tinha a estrutura para funcionar em um anexo que deveria servir como depósito de materiais. O quarto foi fechado em março deste ano pela Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap). No cômodo havia um livro com o telefone das mulheres que seriam chamadas, além de bombons e frutas, como em um verdadeiro motel.

Comente agora

Selo reconhecerá trabalho de empresas que colaboram com reintegração de presos

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/11 08:34h
Selo reconhecerá trabalho de empresas que colaboram com reintegração de presos

As empresas e instituições que contratam pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional serão reconhecidas pelo Selo Resgata. O objetivo é incentivar e dar visibilidade a organizações que colaboram com a reintegração de presos ao mercado de trabalho e à sociedade. O selo será lançado hoje (22) pelo Ministério da Justiça, durante o 4° Encontro Nacional de Gestores de Trabalho Prisional, que reunirá especialistas de todo o país para discutir o fortalecimento da política entre os diversos atores envolvidos na oferta do trabalho na área prisional. Organizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o encontro irá até amanhã (23) e é aberto ao público. Quem quiser participar pode se inscrever por meio de preenchimento de um formulário na internet. (

Comente agora

Nomeação do novo ministro das Cidades é publicada; posse será nesta quarta

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/11 07:23h
Nomeação do novo ministro das Cidades é publicada; posse será nesta quarta

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
 

A nomeação do novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, foi publicada na edição desta quarta-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU). Segundo informações da Agência Brasil, Baldy é deputado federal em seu primeiro mandato pelo estado de Goiás e substitui Bruno Araújo (PSDB), que pediu demissão do cargo na semana passada. Atualmente sem partido, o novo ministro saiu do Podemos, conforme confirmado em nota divulgada nesta segunda-feira (20) pela presidente da sigla, a deputada federal Renata Abreu (SP). A expectativa é de que ele se filie ao PP. A posse está agendada para esta quarta, às 15h30, no Palácio do Planalto. (BN)

Comente agora

MP da reforma trabalhista já recebeu 882 emendas e bate recorde

Brasil  Postado por Willyam Reis - 21/11 20:37h
MP da reforma trabalhista já recebeu 882 emendas e bate recorde

A reforma trabalhista bateu recorde na mobilização de parlamentares no Congresso Nacional. A Medida Provisória 808 que altera pontos da nova legislação já recebeu quase 900 emendas, novo recorde histórico. Deputados e senadores da oposição e também da base governista propõem uma série de mudanças que vão desde ajustes na redação do texto até a revogação total da reforma. Entre as emendas, há sugestão de um novo sistema de financiamento sindical e regras para garantir um salário mínimo ao trabalhador intermitente. Às 20h15 desta terça-feira, último dia para o recebimento de emendas, o sistema do Congresso Nacional registrava 882 emendas à MP 808. A inclusão de emendas é encerrada à meia-noite e o número final de emendas será conhecido na manhã de quarta-feira. Mesmo sem os números fechados, o interesse dos parlamentares já superou a mobilização pela MP 793 - que trata do programa de refinanciamento de dívidas do setor rural - que registrou 745 emendas, o antigo recorde do Congresso Nacional.

Comente agora

Para Alckmin, Temer não tem 'vantagem' em 2018 já que não foi eleito

Brasil  Postado por Willyam Reis - 21/11 19:26h
Para Alckmin, Temer não tem 'vantagem' em 2018 já que não foi eleito

O governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência do Brasil, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira, 21, que o pleito do ano que vem será diferente do anterior, pois não contará com o fator da reeleição, o que, segundo ele, "dá muita vantagem para quem está no cargo". O governador considera "muito difícil" um presidente não ser reeleito, mas, que no caso do atual, Michel Temer, a dificuldade é que ele não foi eleito e, portanto, não teria vantagem desta vez. "O presidente Temer tem direito de se reeleger, mas tem uma dificuldade, ele não foi eleito", avaliou durante debate promovido pelo jornal "O Globo", no Rio de Janeiro. Ele argumenta que também assumiu sem votos durante o governo Mario Covas, quando este faleceu, e que mesmo assim sentiu a diferença em relação às eleições em que foi eleito pelo voto. "A democracia tem essa lógica da legitimidade, quando você é eleito, até quando você erra, você corrige ali na frente. O voto faz falta no regime democrático", explicou.

Comente agora

Comissão da Câmara retoma votação de PEC que proíbe aborto

Brasil  Postado por Willyam Reis - 21/11 18:44h
Comissão da Câmara retoma votação de PEC que proíbe aborto

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados retomou sob protestos, na tarde desta terça-feira, 21, a votação dos destaques da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 181, que proíbe todas as formas de aborto no País. A sessão começou por volta das 15h30, após mais de meia hora de discussões no plenário 8 da Casa, que está lotado de manifestantes contrários e favoráveis à proposta. O presidente do colegiado, Evandro Gussi (PV-SP), e deputadas contrárias à proposta também argumentavam. A comissão deve votar, ao todo, 11 destaques ao texto aprovado na sessão de 8 de novembro. Deputados que se opõem à PEC, no entanto, devem tentar obstruir ao máximo a votação, para que ela não seja levada ao plenário da Câmara dos Deputados. A ideia é tentar arrastar a conclusão para que o tema acabe perdendo espaço para outras questões consideradas relevantes, como a votação do orçamento.

Comente agora

Voto distrital é aprovado no Senado, matéria segue para a Câmara

Brasil  Postado por Willyam Reis - 21/11 18:23h
Voto distrital é aprovado no Senado, matéria segue para a Câmara

Os senadores aprovaram, nesta terça-feira (21), com 40 votos favoráveis e 13 contrários, dois projetos que instituem o voto distrital misto nas eleições proporcionais. O PLS 86/2017, do senador José Serra (PSDB-S), e o PLS 345/2017, do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), tramitavam em conjunto. Os projetos seguem agora para votação na Câmara dos Deputados. O sistema distrital misto combina o voto proporcional com o distrital. De acordo com o texto, o eleitor vai fazer duas escolhas na urna: o candidato de seu respectivo distrito e o partido de sua preferência. As cadeiras das casas legislativas serão preenchidas primeiramente pelos candidatos eleitos pelo voto distrital. Esgotadas essas vagas, as cadeiras remanescentes serão distribuídas entre candidatos dos partidos mais bem votados. (BN)

Comente agora

Antes de ser morta, jovem que deu carona em MG foi estuprada, diz MP

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 17:59h
Antes de ser morta, jovem que deu carona em MG foi estuprada, diz MP

Ainvestigação sobre a morte da radiologista Kelly Cristina Cadamuro, 22 anos, ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (21). Antes de ser assassinada, depois de oferecer carona combinada via WhatsApp a um desconhecido, a jovem foi estuprada. A confirmação foi dada pelo Ministério Público de Minas Gerais. Ontem (20), o órgão denunciou o autor do crime, Jonathan Pereira do Prado, 33, preso no dia 2 deste mês. O corpo de Kelly foi encontrado em Frutal, no interior do estado mineiro, em 1º de novembro. O suspeito assumiu ser autor do crime, no entanto, negou ter estuprado a vítima, de acordo com a promotoria. Também foram denunciados pelo MPMG outros dois homens, que compraram as peças retiradas do veículo da radiologista.

Comente agora

Tribunal mantém condenação de Eduardo Azeredo

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 16:55h
Tribunal mantém condenação de Eduardo Azeredo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou nesta terça-feira, 21, por unanimidade, recurso (embargos declaratórios) impetrado pela defesa do ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB), condenado em segunda instância por participação no mensalão mineiro. A decisão foi tomada pela 5a Câmara Criminal, com participação de três desembargadores. Em 23 de agosto passado, o TJMG confirmou, depois de mais de dez horas de julgamento, a condenação em primeira instância do ex-governador, acusado dos crimes de lavagem de dinheiro e peculato, no esquema conhecido como mensalão mineiro. Houve, no entanto, pequena redução na pena de prisão dada na de decisão anterior, de 20 anos e 10 meses para 20 anos e 1 mês. Azeredo recorre em liberdade. Com os embargos declaratórios, a defesa do ex-governador de Minas Gerais buscava o reconhecimento de nulidade do processo. “Já que houve condenação em montante maior ao pleiteado pela acusação em suas alegações finais, o que não se admite.

Comente agora

Mãe de Geddel diz ao STF que assessor contou 'inverdades' em depoimento

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/11 16:36h
Mãe de Geddel diz ao STF que assessor contou 'inverdades' em depoimento

Marluce Quadros Vieira Lima, mãe do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual afirma que o ex-assessor Job Ribeiro Brandão afirmou “inverdades” em seu depoimento à Polícia Federal. Ela também diz que está à disposição para prestar esclarecimentos, “a fim de restabelecer a verdade”. Ex-assessor do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão de Geddel, Job Brandão foi preso, em setembro, na operação da Polícia Federal que encontrou R$ 51 milhões em um apartamento, em Salvador, atribuído ao ex-ministro. Atualmente, Brandão está em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. Em depoimento à Polícia Federal, ele afirmou que o ex-ministro e o deputado pediram a ele para destruir anotações, agendas e documentos que poderiam comprometer os dois peemedebistas. 

Comente agora

Picciani chega em carro de luxo para se entregar à PF

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 16:35h
Picciani chega em carro de luxo para se entregar à PF

O deputado estadual do PMDB Jorge Picciani se entregou na superintendência da Polícia Federal na tarde desta terça-feira (21), pouco depois de o Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinar que eles voltassem à prisão. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) chegou à sede da PF em um carro de luxo, um Porsche Macan S. O momento foi gravado pela TV Globo. Edson Albertassi e Paulo Melo também se entregaram hoje. Os três haviam sido presos na quinta-feira (16), na Operação Cadeia Velha, desdobramento da Lava Jato no Rio, mas foram soltos após votação na Alerj na sexta-feira (17), sem que houvesse notificação judicial. Segundo destaca o G1, os deputados são suspeitos de receber propina para defender interesses de empresários dentro da Alerj e de lavar o dinheiro usando empresas e compra e venda de gado.

Comente agora

TRF4 nega embargos de Dirceu, que pode voltar a ser preso

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 15:35h
TRF4 nega embargos de Dirceu, que pode voltar a ser preso

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou, no início da manhã de hoje (21), os embargos de declaração interpostos pelos réus da Operação Lava Jato do núcleo da Engevix, entre eles o do ex-ministro José Dirceu e o do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato de Souza Duque. A 8ª Turma negou os recursos de Dirceu, do ex-presidente da Engevix Gerson de Mello Almada e do irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, mantendo-se assim a integralidade do acórdão julgado em 29 de setembro. Neste processo, Dirceu foi condenado a 30 anos e dez meses de prisão. Atualmente, ele está em liberdade, por decisão do Supremo Tribunal Federal. Com a negativa do TRF4, o juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, pode mandar executar a pena a que o petista foi condenado.

Comente agora

Eduardo Cunha tem pena reduzida na Lava Jato

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 15:15h
Eduardo Cunha tem pena reduzida na Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) diminuiu a pena do deputado cassado Eduardo Cunha para 14 anos e 6 meses. Cunha havia sido condenado a 15 anos e 4 meses pelo juiz Sérgio Moro, em primeira instância, por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e evasão de divisas em processo da Lava Jato. No entanto, segundo destaca o G1, nesta terça-feira (21) a pena foi decidida em segunda instância, em Porto Alegre, sem unanimidade. Os desembargadores decidiram pelo cumprimento imediato da pena após julgamento de eventuais embargos de declaração, recursos para esclarecer pontos da sentença. A apelação apresentada pela defesa incluía diversos argumentos que levaram ao pedido de absolvição. Os advogados queriam a nulidade da sentença. Mas o Ministério Público Federal (MPF), responsável pela denúncia, havia pedido o aumento da pena.

Comente agora

Paulo Melo, da propina de R$ 50 mi, diz à PF que sua renda vem de salários, alugueis e criação de peixes

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 14:46h
Paulo Melo, da propina de R$ 50 mi, diz à PF que sua renda vem de salários, alugueis e criação de peixes

O deputado estadual licenciado Paulo Melo (PMDB), alvo da Operação Cadeia Velha – desdobramento da Lava Jato -, afirmou em depoimento à Polícia Federal que suas fontes de renda são ‘subsídios recebidos do Estado do Rio de Janeiro, renda de negócios imobiliários (com recebimento de aluguéis e empreendimentos imobiliários), renda que recebe de atividades agropecuárias e renda oriunda da criação de peixes’. O parlamentar é suspeito de receber mais de R$ 50 milhões em propina. As declarações de Paulo Melo foram prestadas em 14 de novembro, dia em que foi deflagrada a Cadeia Velha.

Comente agora

Novo modelo de certidão de nascimento permite inclusão de nome de padrasto

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 13:42h
Novo modelo de certidão de nascimento permite inclusão de nome de padrasto

A partir de hoje (21), os cartórios de registro civil podem começar a adotar os novos modelos de certidões de nascimento, casamento e óbito definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As alterações visam a facilitar registros de paternidade e maternidade de filhos não biológicos e regulamentar o registro de crianças geradas por técnicas de reprodução assistida, entre outras medidas. Os cartórios têm prazo até 1º de janeiro de 2018 para se adaptar, data em que os novos formatos se tornam obrigatórios. A principal novidade é a que permite a inclusão de nomes de pais socioafetivos na Certidão de Nascimento sem necessidade de recorrer ao Judiciário. Ou seja, para que um padrasto, madrasta ou novo companheiro de um dos pais da criança conste no documento como pai ou mãe, basta que o responsável legal por ela manifeste esse desejo no cartório. No caso de filhos a partir de 12 anos de idade, é necessário seu consentimento.

Comente agora

Tribunal nega absolvição sumária de Marisa Letícia

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 13:02h
Tribunal nega absolvição sumária de Marisa Letícia

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou hoje (21) o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que fosse declarada a absolvição sumária de Marisa Letícia Lula da Silva em duas ações penais em decorrência da morte dela. Marisa Letícia morreu em fevereiro deste ano. Nas ações, o Ministério Público Federal (MPF) acusa o ex-presidente Lula e Marisa Letícia de serem os donos de um apartamento tríplex e de outro imóvel em São Bernardo do Campo (SP), que seriam resultado de pagamento de propina da construtora Odebrecht. O apartamento é ocupado por Lula e outro seria para o Instituto Lula. Em março, o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, declarou extinta a punibilidade da ex-primeira-dama, porém não decretou a absolvição sumária como solicitou a defesa.

Comente agora

PF atua na Transpetro na 47ª fase da Lava Jato

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 12:46h
PF atua na Transpetro na 47ª fase da Lava Jato

A Polícia Federal (PF) deflagra nesta terça-feira, 21, a 47ª fase da Operação Lava Jato, denominada Operação Sothis, contra supostos desvios na Transpetro. Nesta etapa, investigadores miram empresa usada para intermediar suposto esquema de propinas de uma empreiteira para um funcionário da subsidiária da Petrobras. Segundo a PF, 40 agentes estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária, e cinco mandados de condução coercitiva nos Estados da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo. A ação policial tem como alvo principal a investigação de empresas e seus respectivos sócios na operacionalização de um esquema de repasses ilegais de empreiteira para funcionário da Transpetro, em decorrência da obtenção de contratos para a empresa. Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros. O preso será levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O nome da ação foi dado em razão de uma das empresas investigadas ter o nome Sirius. A estrela Sirius era chamada pelos egípcios de Sothis. Com informações do Estadão Conteudo.

Comente agora

STF rejeita denúncia contra deputado Ariosto Holanda

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 12:29h
STF rejeita denúncia contra deputado Ariosto Holanda

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (21), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por maioria, a denúncia contra o deputado federal Ariosto Holanda (PDT-CE), acusado de peculato pelo Ministério Público Federal (MPF). No entanto, a maioria dos ministros acolheu a denúncia relativa ao assessor do parlamentar Alexandre Ramalho Machado e ao empresário Paulino Martins de Andrade Neto. De acordo com o MPF, os três acusados simularam a celebração de cinco contratos de locação de dois veículos da locadora Eclipse Rent a Car, de propriedade de Paulino Neto, entre 2013 e 2014, para receber indevidamente o reembolso de R$ 37,8 mil advindo da cota para exercício da atividade parlamentar na Câmara dos Deputados.

Comente agora

Tribunal nega absolvição sumária da ex-primeira-dama Marisa Letícia

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/11 11:27h
Tribunal nega absolvição sumária da ex-primeira-dama Marisa Letícia

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu nesta terça-feira (21) contra a absolvição sumária da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, que morreu em fevereiro deste ano. Quando Marisa morreu, o juiz Sergio Moro, da primeira instância, considerou que a punibilidade estava extinta, mas não determinou a absolvição sumária. A defesa da ex-primeira-dama e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então, entrou com recurso no TRF-4. A Corte entendeu que, com a morte de Marisa, não é possível julgar sua inocência. O desembargador Leandro Paulsen disse que a discussão é "estéril". "O Estado não mantém o processo em andamento. Não julga alguém que já faleceu."

Comente agora

Nobuhiro Watsuki, criador do mangá 'Samurai X', é preso por posse de pornografia infantil

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/11 10:57h
Nobuhiro Watsuki, criador do mangá 'Samurai X', é preso por posse de pornografia infantil

O obuhiro Watsuki, criador do mangá e anime "Rurouni Kenshin", conhecido no Brasil como "Samurai X", foi preso no Japão acusado de posse de pornografia infantil. As informações são do jornal "Yomiuri Shimbun" e do site Yahoo Japan. De acordo com as reportagens, autoridades japonesas encontraram DVDs com vídeos de meninas nuas, de menos de 15 anos, no escritório e na casa do artista em Tóquio. As investigações apontam que Watsuki comprava conteúdo do tipo e investia sobre estudantes do ensino fundamental e médio. Segundo o Yahoo Japan, a polícia descobriu a coleção de Watsuki enquanto investigava outro caso. No japão, condenados por posse de pornografia infantil podem enfrentar até 1 ano de prisão e multas que chegam a 1 milhão de ienes (cerca de R$ 29 mil).

Comente agora

Adoção on-line de cartas ao Papai Noel podem ser feitas até esta sexta

Brasil  Postado por Willyam Reis - 20/11 21:56h
Adoção on-line de cartas ao Papai Noel podem ser feitas até esta sexta

Cartas endereçadas ao Papai Noel estão disponíveis nos Correios e online para os interessados em presentear crianças no período natalino. Qualquer pessoa pode adotar uma carta, basta consultar os pontos de adoção de cartas (veja aqui) ou acessá-las online (veja aqui) até esta sexta-feira (24). Após adotar a carta, o presente deve ser levado até o local definido pelos Correios, e a empresa se encarrega de entregá-la a criança. De acordo com os Correios, nos últimos três anos, cerca de 2,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel foram recebidas pela empresa. O objetivo principal da ação é responder às cartas das crianças que escrevem ao bom velhinho e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. (BN)

Comente agora

"Uma mala" não prova nada, diz diretor da PF sobre Temer

Brasil  Postado por Willyam Reis - 20/11 21:10h
"Uma mala" não prova nada, diz diretor da PF sobre Temer

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, apontou dúvida sobre a conclusão de que houve corrupção por parte de Michel Temer no caso da JBS. Em entrevista coletiva nesta segunda (20), após cerimônia de transmissão de cargo no Palácio do Planalto, Segovia criticou o pouco tempo dedicado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) à investigação do caso. Temer foi denunciado por Rodrigo Janot, então procurador-geral, sob suspeita de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa em decorrência da delação de Joesley Batista. "A gente acredita que, se fosse sob a égide da Polícia Federal, essa investigação teria de durar mais tempo, porque uma única mala talvez não desse toda a materialidade criminosa que a gente necessitaria para resolver se havia ou não crime, quem seriam os partícipes e se haveria ou não corrupção", afirmou.

Comente agora

Brasil terá todos o presos cadastrados em abril de 2018, diz Cármen

Brasil  Postado por Willyam Reis - 20/11 20:28h
Brasil terá todos o presos cadastrados em abril de 2018, diz Cármen

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, disse nesta segunda-feira (20) que o cadastro de todos os presidiários do país vai estar concluído até abril de 2018. O sistema foi desenvolvido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), também presidido por ela, com o objetivo de formar um banco de dados com informações processuais e pessoais dos detentos. O BNMP 2.0 (Banco Nacional de Monitoramento de Prisões) foi implantado em Roraima e todos os presos já estão incluídos no sistema, disse a ministra. Segundo ela, o sistema vai ser implementado em São Paulo e Santa Catarina em 6 de dezembro. "A partir daí e até abril do ano que vem nós esperamos entregar ao Brasil o cadastro de pleno conhecimento, cumprindo, claro, uma determinação do Supremo Tribunal Federal que determinou que o Conselho Nacional de Justiça fizesse isso. O Conselho cumpriu a ordem", afirmou.

Comente agora

Prorrogada MP que facilita renegociação de dívidas com a União

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/11 17:08h
Prorrogada MP que facilita renegociação de dívidas com a União

A Medida Provisória (MP) 801/2017, que elimina alguns dos requisitos feitos a estados e municípios interessados em renegociar ou refinanciar suas dívidas com a União, teve sua vigência prorrogada por 60 dias. A extensão do prazo de validade da MP foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União. Editada em 20 de setembro, a MP 801 facilita a adesão de alguns entes federativos que, apesar de predispostos a aderir ao programa de renegociação de dívidas, não poderiam se habilitar por causa de pendências na documentação necessária. O texto acaba, por exemplo, com a exigência de apresentação, por estados e municípios, de certidão de regularidade com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Comente agora

Com reforma, talvez a gente não precise de 5 mil juízes do Trabalho, diz Maia

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/11 16:40h
Com reforma, talvez a gente não precise de 5 mil juízes do Trabalho, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira, 20, que, com a reforma trabalhista, talvez não seja mais necessário um grande número de juízes do Trabalho no Brasil. Em discurso durante evento do Lide em Porto Alegre, Maia classificou a reforma aprovada pelo Congresso Nacional como um “grande passo”, se comparado à realidade de 10 anos atrás. Maia afirmou que a antiga legislação trabalhista é o grande exemplo do “excesso de proteção” previsto pela legislação brasileira.

Comente agora

Brasil cria 76,6 mil vagas de trabalho com carteira assinada em outubro

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/11 16:38h
Brasil cria 76,6 mil vagas de trabalho com carteira assinada em outubro

O Brasil criou 76,6 mil vagas de emprego formal em outubro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Ministério do Trabalho. O resultado é o melhor para o mês desde 2013, quando foram criados 94,9 mil empregos. De 2014 a 2016, houve mais demissões que contratações no mesmo período. Outubro foi o sétimo mês consecutivo em que os dados mostraram um saldo positivo na criação de empregos. Apesar disso, o resultado acumulado em 12 meses está negativo em 294,3 mil postos de trabalho. Com informações da Folhapress.

Comente agora

Pesquisa do Unicef aponta que 82% das crianças do Brasil temem a violência

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/11 16:32h
Pesquisa do Unicef aponta que 82% das crianças do Brasil temem a violência

A violência, o terrorismo e a pobreza são os assuntos que mais preocupam as crianças no mundo. No Brasil, 82% das crianças temem principalmente a violência – é o país em que essa preocupação atingiu o índice mais alto. A informação foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) , que realizou pesquisa em 14 países para marcar o Dia Mundial das Crianças, lembrado hoje (20). Foram ouvidas 11 mil crianças de 9 a 18 anos na África do Sul, Brasil, Egito, Estados Unidos, Holanda, Índia, Japão, Malásia, México, Nigéria, Nova Zelândia, Quênia, Reino Unido e Turquia. Na preocupação com a violência, o Brasil é seguido pelo México e pela Nigéria, onde o índice supera os 70%. Já no Japão, apenas 23% das crianças pensam na violência da mesma forma. Outros temas que angustiam as crianças são a educação de baixa qualidade (principalmente no Brasil e na Nigéria) e o terrorismo (com destaque para Egito e Turquia).

Comente agora

O que é colorismo, o conceito que está na boca de youtubers contra o racismo

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/11 16:24h
O que é colorismo, o conceito que está na boca de youtubers contra o racismo

"Colorismo não é sua capacidade de pegar o lápis de cor e sair pintando tudo de forma colorida", começa a explicar a youtuber Tia Má, codinome da jornalista baiana Maíra Azevedo, em um vídeo de junho. Com seu jeito alto astral e assertivo, Tia Má tem hoje mais de 340 mil seguidores no Facebook. Discussões relacionadas ao universo negro e ao racismo são recorrentes em seus vídeos - o do colorismo está entre os de maior audiência na sua página oficial, com 773 mil visualizações. O conceito é usado para chamar a atenção para os diferentes níveis de preconceito e marginalização sofridos pela população negra, dependendo de quão mais afrodescendente é sua aparência. Isso inclui não só a tonalidade da cor, mas também outras características, como largura do nariz, grossura dos lábios e textura dos cabelos.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com