Voz


PodCast



Enquete





Blog

Brasil

Com prisão decretada, aliado de Bolsonaro no ES está foragido

Brasil  Postado por Willyam Reis - 27/02 11:03h
Com prisão decretada, aliado de Bolsonaro no ES está foragido

A Justiça Militar do Espírito Santo decretou anteontem, a pedido do Ministério Público Estadual, a prisão de quatro policiais por envolvimento no motim dos policiais militares do Estado. Eles são acusados de incitar o movimento e de aliciamento de outros policiais com a divulgação de áudios e vídeos em redes sociais. A polícia tentou prender os quatro em suas casas, mas não os encontrou. Um deles, o ex-deputado federal e militar da reserva conhecido como capitão Assumção, foi encontrado mais tarde no 4º Batalhão da PM, em Vila Velha. Os policiais da Corregedoria da PM chegaram a detê-lo, mas ele escapou. Segundo agentes da equipe que tentou prendê-lo, Assumção, que é aliado do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), conseguiu fugir em meio a um tumulto criado por um grupo de colegas e de mulheres de policiais amotinados, que se manifestava em frente ao quartel. Houve troca de empurrões e o ex-deputado escapou depois de receber voz de prisão.

Comente agora

Eleitores brasileiros no exterior podem se alistar pela internet

Brasil  Postado por Willyam Reis - 27/02 09:44h
Eleitores brasileiros no exterior podem se alistar pela internet

Eleitores brasileiros que moram fora do país podem, desde a última quinta-feira (23), acessar o sistema online TítuloNet para o exterior, que permite solicitar de forma simplificada serviços eleitorais, como alistamento e transferência de domicílio. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o processo manual de emissão de um título de eleitor nas representações diplomáticas era demorado e oneroso. Com o pré-atendimento feito pela internet, o processo será mais rápido. As informações são da Agência Brasil. Para isso, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, o ministro interino das Relações Exteriores, Marcos Galvão, e o presidente do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), Romeu Gonzaga Neiva, assinaram na quinta uma portaria para reativar o grupo de trabalho composto pelas três instituições, que vai atuar no aprimoramento continuado do processo eleitoral no exterior. "Ainda há um enorme contingente de brasileiros que vivem fora do país e que não atualizaram seu domicílio eleitoral, o que evidencia a necessidade de dar continuidade ao aprimoramento do processo eleitoral no exterior", disse Gilmar Mendes.

Comente agora

Ao atender vítima de acidente, motorista do Samu descobre que filho era vítima fatal

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 26/02 18:54h
Ao atender vítima de acidente, motorista do Samu descobre que filho era vítima fatal

Uma tragédia com contornos dramáticos chocou na madrugada deste domingo (26), moradores de Ponta Grossa, no Paraná. Após um acidente entre carro e moto, uma ambulância do Samu foi chamada. Chegando ao local, o motorista da unidade descobriu que o próprio filho acabou falecendo na tragédia. O filho do socorrista, um motociclista de 21 anos, já estava morto quando Samu chegou ao local da colisão entre veículos. A Polícia Militar (PM) local informou que o condutor do carro envolvido na batida estava bêbado, com presença de 1,16 ml de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro. Além disso, de acordo com a polícia, ele dirigia com a habilitação suspensa. O motorista foi preso por embriaguez ao volante e homicídio culposo, com fiança prevista em R$ 3 mil – que não havia sido paga até a manhã deste domingo.

Comente agora

Repórter da GloboNews é roubada em cobertura de desfile no Recife

Brasil  Postado por Débora Ayane - 26/02 17:49h
Repórter da GloboNews é roubada em cobertura de desfile no Recife

Uma repórter do canal por assinatura GoboNews foi roubada enquanto fazia a cobertura do Galo da Madrugada, neste sábado (25), no Recife. Wanessa Andrade teve o celular roubado enquanto trabalhava em plena folia. "Na hora em que eu estava fazendo a transmissão, alguém na multidão, não dá para saber quem, botou a mão dentro do meu short e levou o meu celular", desabafou a jornalista ao vivo, no fim da tarde. Andrade levou o crime na esportiva e declarou ao canal de notícias, antes de exibição de matéria sobre brigas e assaltos no Bloco da Favorita, no Rio de Janeiro: "Foi aquela coisa mesmo da multidão, botaram a mão aqui e levaram. Eu nem vi quem foi", contou. Ao fim, elogiou o desfile do Galo: "está bonito".

Comente agora

Sobe para 273 o nº de casos de febre chikungunya confirmados no Ceará

Brasil  Postado por Débora Ayane - 26/02 17:03h
Sobe para 273 o nº de casos de febre chikungunya confirmados no Ceará

Sobe para 273 o número de casos confirmados de febre chikugunya no Ceará em 2017, doença transmitida pelo mesmo mosquito da dengue e vírus da zika e que causa fortes dores nas juntas. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, os casos ocorreram principalmente nas pessoas de faixa etária entre 20 e 59 anos (64%) e nas mulheres (56,3).Conforme o G1 havia antecipado, a doença causou uma morte neste ano, em Fortaleza.Ainda de acordo com a secretaria, os casos se concentram na Região Metropolitana e Fortaleza e Sertão dos Inhamuns.

Dengue

Em relação à dengue, foram confirmados 803 casos, de mais de cinco mil notificações suspeitas. Conforme a Secretaria da Saúde, há uma redução em relação ao mesmo período do ano passado de 68,6%. Até a oitava semana do ano de 2016, foram mais de 2,5 mil pessoas infectadas com dengue.Vírus da zikaJá os casos confirmados de zika, também causado pelo mosquito aedes aegypti, chegam a sete, registradas em quatro cidades cearenses. Destacam-se os municípios de Caucaia e Independência com 44 e 70 casos notificções, respectivamente, o que resulta em 72,6% das ocorrências a serem confirmadas do estado.Do total de casos notificados, 31 (19,7%) foram em gestantes, sendo três (9,7%) confirmados nos municípios de Barbalha, Brejo Santo e Caucaia. O vírus da zika infectado em gestantes pode causar microcefalia nas crianças.

Prevenção

Comente agora

Novo golpe de Whatsapp atinge 1,5 milhão de vítimas em 3 meses

Brasil  Postado por Débora Ayane - 26/02 14:28h
Novo golpe de Whatsapp atinge 1,5 milhão de vítimas em 3 meses

Uma mensagem que promete permitir acesso às conversas dos seus amigos no Whatsapp, ou às listas de contatos deles, tornou-se o golpe mais popular contra quem usa o aplicativo no Brasil. Desde dezembro, mais de 1,5 milhão de pessoas já clicaram no link – e perderam dinheiro. O esquema funciona assim: o usuário recebe uma mensagem, como se fosse de um de seus amigos, que diz: “Clique aqui e saiba tudo o que seus amigos estão falando sobre você no Whatsapp”. Quando a pessoa clica, aparece uma mensagem que solicita o acesso à sua lista de contatos – ao autorizar isso, ele não só repassa o link para toda a sua lista de contatos (multiplicando o alcance do golpe) como assina automaticamente um pacote que envia mensagens de texto – os temas do serviço podem ir de novelas a esporte. O desfalque é de 2,40 reais por clique. Ou seja, em tese, os criminosos já lucraram 3,6 milhões de reais. Um levantamento feito pela ESET Brasil, uma empresa de segurança cibernética, revela que esse foi o golpe mais popular pelo Whatsapp, de uma lista de mais de trinta que foram monitorados nos últimos três meses. “Estou para ver algo tão grande quanto este golpe”, afirma Cassius Puodzius, pesquisador da empresa. A companhia orienta quem tiver caído no golpe a ligar para sua operadora de telefonia e pedir o cancelamento do tal serviço de assinatura feito pelo golpe – o que pode limitar o estrago, mas não traz de volta o prejuízo.(Veja.com)

Comente agora

Nos partidos, indisciplina dá mais punição que corrupção

Brasil  Postado por Débora Ayane - 26/02 12:00h
Nos partidos, indisciplina dá mais punição que corrupção

Os códigos de ética da maioria dos partidos fazem raras referências a atos de improbidade ou desvios de conduta e costumam privilegiar a previsão de punições para indisciplina partidária. Um exemplo é o PR, em que as sanções mais severas foram aplicadas a parlamentares que votaram contra a orientação do partido. Foi assim com Sandro Mabel, em 2011, quando ele concorreu à presidência da Câmara enquanto a orientação era apoiar o candidato do PT, Marco Maia (RS). Também foram punidos os deputados Clarissa Garotinho (RJ), Zenaide Maia (RN) e Silas Freire (PR) por votarem contra a PEC do Teto, no fim do ano passado. O partido havia orientado voto a favor. Mabel e Clarissa pediram desfiliação após a aprovação da decisão do partido de expulsá-los. Maia e Freire foram afastados.

Comente agora

No Brasil, hospitais premiam médicos que indicam mais exames

Brasil  Postado por Débora Ayane - 26/02 11:17h
No Brasil, hospitais premiam médicos que indicam mais exames

Hospitais privados do país estão adotando programas de benefícios que premiam médicos pela quantidade de exames, cirurgias e internações que realizam. A prática foi confirmada por médicos de hospitais de Salvaddor, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, que pediram anonimato durante levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo. "Tem médico que segura paciente internado sem necessidade só para gerar mais diária hospitalar", relatou um do entrevistados em São Paulo. "Aqui se pede exame de urina até para unha encravada", disse um médico de Salvador. O médico que soma mais pontos consegue mais reputação dentro do hospital e privilégios como presentes, descontos em exames para ele e seus familiares e prioridade no uso do centro cirúrgico. De acordo com o jornal, a prática tem sido questionada por especialistas em ética e gestão porque pode resultar em procedimentos desnecessários, que expõem pacientes a risco, e no aumento do custo com a saúde, já que a conta vai para os planos, mas quem paga é o usuário.(Metro1)

Comente agora

Gilmar veta a juiz do Trabalho diária igual a de procurador

Brasil  Postado por Débora Ayane - 26/02 09:05h
Gilmar veta a juiz do Trabalho diária igual a de procurador

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar à União na Reclamação (RCL) 26058 para suspender os efeitos de decisão da Terceira Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Ceará que garantiu a um juiz do Trabalho o recebimento de diárias de deslocamento no mesmo valor pago aos membros do Ministério Público. Em análise preliminar do caso, segundo informou o site do Supremo, Gilmar Mendes entendeu que a decisão viola o disposto na Súmula Vinculante 37 da Corte, segundo a qual ‘não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento da isonomia’. No caso, a Terceira Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Ceará reconheceu o direito ao recebimento de diárias de deslocamento, nos termos do artigo 65, inciso IV, da Lei Orgânica da Magistratura, a Loman – Lei Complementar 35/1979 -, calculadas de acordo com a sistemática prevista no artigo 227, inciso II, da Lei Complementar 75/1993 (Estatuto do Ministério Público da União), isto é, em quantia equivalente a 1/30 dos vencimentos recebidos à época de sua fruição.

Comente agora

Piso escorregadio atrasa desfile da Nenê de Vila Matilde em São Paulo

Brasil  Postado por Débora Ayane - 26/02 08:13h
Piso escorregadio atrasa desfile da Nenê de Vila Matilde em São Paulo

Um vazamento em um dos carros da Vai-Vai deixou o piso do Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, molhado e escorregadio na madrugada deste domingo (26). O problema atrasou o início do desfile da Nenê de Vila Matilde, a penúltima prevista para se apresentar na segunda noite do carnaval paulistano. Manteiga, presidente da Nenê, disse que a Liga das Escolas de Samba precisava dar condições de igualdade para a agremiação. Ele afirmou que a pista seguia escorregadia, apesar de equipes da Prefeitura terem lavado e passado rodo.Paulo Sérgio Ferreira, presidente da Liga das Escolas de Samba, pediu compreensão do público, que vaiou e reclamou da demora. Ele disse que o esquenta da Nenê seria aberto rapidamente. Após muita conversa, às 5h15, mais de 40 minutos após o fim do desfile da Vai-Vai, o esquenta da Nenê começou. "Vamos desfilar", disse Manteiga. Ele assinou um termo concordando com as condições da pista.(G1)

Comente agora

Casal “chavoso” vira sensação na web com vídeo de um mês de namoro. Assista!

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/02 22:12h
Casal “chavoso” vira sensação na web com vídeo de um mês de namoro. Assista!

E por conta da paixão arrebatadora, o Igor Mandrak resolveu fazer um vídeo comemorando o primeiro mês de namoro do casal. Mas, o vídeo tem ganho atenção e milhares de comentários por alguns motivos: Igor é gay e fez o vídeo para o seu namorado Scai Victor, além disso eles são da periferia, e conhecidos por uma expressão popular dentro da própria favela, eles são “chavosos”. Que é uma expressão que começou de forma ruim: “chave de cadeia”, que se refere a uma pessoa propensa a causar problemas, e se transformou em uma gíria para identificar os garotos que são os mais descolados do bairro, que também podem ser chamados de “moleque chave”. “Os meninos da periferia pegaram esse nome e transformaram em algo bom, além disso eles tem um estilo de se vestir bastante específico, como bermudas de marcas e óculos da Oakley espelhado e o tênis com meia na canela. (via) Mas esse movimento da periferia não havia ousado mostrar ainda mais sua diversidade, foi então que surgiu um casal gay chavoso no meio da periferia para desconstruir mais ainda os conceitos pré-estabelecidos sobre o que é “ser gay” ou ainda “parecer gay”. O vídeo foi publicado dia 21 de Fevereiro, exatamente um mês depois que começaram a namorar – se conheceram em um “rolê na zona leste” e desde então o vídeo já acumulou mais de 3,6 milhões de visualizações  e um debate acalorado nos comentários. Na descrição do vídeo, o Igor, conhecido como Uzumakii, escreveu: “Essa minha homenagem vai pra uma das pessoas que em pouco tempo se tornou uma das pessoas que mais amo e admiro nesse mundo sem precisão de textão, se palavras o vento leva, se voce tem preconceito faz o favor de nem da play , obrigado   ^^ #PrimeiroMês”.

Assistam: 

Comente agora

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 35 milhões

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 25/02 21:43h
Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 35 milhões

Niguém acertou o concurso 1.907 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (25) em São Paulo. A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado na quarta-feira (1º), é de R$ 35 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 03 - 25 -35 -38 - 44 - 48. A quina teve 55 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 42.855,91. Outras 4.353 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 773,54. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Comente agora

Penitenciária em Teresina registra fuga de pelo menos 26 presos

Brasil  Postado por Marcus Augusto Macedo - 25/02 19:01h
Penitenciária em Teresina registra fuga de pelo menos 26 presos

A Penitenciária Irmão Guido, na cidade de Teresina, registrou a fuga de pelo menos 26 presos na manhã deste sábado. De acordo com o G1, os detentos, fugiram por um túnel cavado dentro de uma cela. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) relata que a fuga aconteceu durante banho de sol. Os presos também teriam recebido ajuda externa, já que o muro da penitenciária foi quebrado pelo lado de fora. A Secretaria estadual de Justiça (Sejus) abriu inquérito para investigar o caso e deve afastar temporariamente os agentes penitenciários que estavam de plantão.

Comente agora

Seis cambistas são detidos na primeira noite do Sambódromo do Rio

Brasil  Postado por Débora Ayane - 25/02 16:32h
Seis cambistas são detidos na primeira noite do Sambódromo do Rio

No primeiro dia de carnaval no Sambódromo do Rio de Janeiro, seis homens foram conduzidos à delegacia por vender ingressos para o desfile das escolas de samba da série A. Na noite desta sexta-feira (24), eles foram surpreendidos por policiais à paisana nos arredores da Marquês de Sapucaí, no centro da cidade. Após passar pela delegacia, os seis foram encaminhados à Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e liberados após audiência. Cinco tiveram o processo extinto e apenas um foi denunciado pelo Ministério Público por já ter antecedente.

Comente agora

PMs retornam ao trabalho após 21 dias de motim no ES

Brasil  Postado por Débora Ayane - 25/02 16:17h
PMs retornam ao trabalho após 21 dias de motim no ES

O Comando da Polícia Militar (PM) do Espírito Santo anunciou que todo o efetivo da corporação já retornou ao trabalho, conforme as escalas de serviço. O fim do bloqueio da entrada de batalhões por mulheres de soldados e oficiais após 21 dias de ocupação foi acertado durante reunião entre manifestantes e representantes do governo capixaba. O encontro ocorreu na noite desta sexta-feira (24) e foi mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo o comandante-geral da PM, coronel Nylton Rodrigues, os 3 mil homens das Forças Armadas enviados ao estado para garantir a segurança da população durante a crise vão permanecer por mais tempo, atuando de acordo com o cronograma já em execução. De acordo com o comando da PM, os policiais já vinham retornando à rotina nas últimas três semanas.

Comente agora

Prisão perpétua não traria vítima de volta, diz goleiro Bruno após deixar a prisão

Brasil  Postado por Débora Ayane - 25/02 13:47h
Prisão perpétua não traria vítima de volta, diz goleiro Bruno após deixar a prisão

O goleiro Bruno Fernandes, condenado a 22 anos e 3 meses de prisão pelo assassinato da ex-namorada Eliza Samudio, afirma que a prisão perpétua não traria de volta a vítima do crime. O ex-jogador deu a declaração em entrevista exclusiva à TV Globo Minas logo após ser libertado na noite de sexta-feira (24).“Independente (sic) do tempo que eu fiquei também, eu queria deixar bem claro, se eu ficasse lá, tivesse prisão perpétua, por exemplo, no Brasil... não ia trazer a vítima de volta", afirmou o ex-jogador aos repórteres Fernando Zuba e Saulo Luis.Bruno deixou a unidade prisional por decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Embora tenha sido condenado, o goleiro estava preso preventivamente, enquanto aguarda o julgamento de sua apelação ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).Marco Aurélio entendeu que há excesso de prazo nessa prisão e que o goleiro tem direito a aguardar em liberdade a decisão sobre os recursos. Depois de julgados os recursos, caso a condenação seja mantida, ele deve voltar para a prisão. Veja a decisão na íntegra.

Comente agora

Paraná: Carros batem de frente, e quatro pessoas morrem na BR-277

Brasil  Postado por Débora Ayane - 25/02 11:25h
Paraná: Carros batem de frente, e quatro pessoas morrem na BR-277

Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas após uma batida frontal entre dois carros em Santa Tereza do Oeste, na BR-277, nesta madrugada de sábado (25). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu após uma tentativa de ultrapassagem em local proibido. Na iminência da colisão, afirmou a PRF, os dois motoristas desviaram para o mesmo lado. A PRF informou ainda que a batida ocorreu às 4h30 e que em um dos carros havia seis pessoas. Nos dois veículos, os mortos estavam nos bancos da frente. No carro com seis pessoas, estava uma criança de três anos que, conforme a polícia, deveria estar no colo de um dos passageiros. A criança, assim como os demais feridos, foi encaminhada para o hospital.(G1)

Comente agora

Temer e Meirelles dizem que recessão já terminou no Brasil

Brasil  Postado por Débora Ayane - 25/02 10:49h
Temer e Meirelles dizem que recessão já terminou no Brasil

O presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disseram nesta terça-feira (21) que a recessão já terminou no Brasil e que o país está em crescimento, com sinais sólidos de recuperação. Temer comentou a aprovação na segunda-feira (20), pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, do projeto que permite a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Segundo ele, com essa aprovação, o projeto deve ser enviado ainda hoje ao Congresso, visando às contrapartidas dos estados para receber recursos federais.“Ontem, a assembleia do Rio de Janeiro permitiu, por meio da aprovação de um projeto, a privatização da Cedae, que é um órgão importantíssimo, o que nos entusiasma aqui, na área federal, a tentar aprovar um projeto que deverá chegar hoje ao Congresso, disse o presidente. "Nós só podemos auxiliar a União se tivermos essa conjugação: a lei federal, que autoriza as chamadas contrapartidas, e a lei estadual, fazendo as contrapartidas, sob pena de incidirmos na Lei de Responsabilidade Fiscal, o que seria política e economicamente desastroso para o governo federal”, acrescentou, durante a reunião da Comissão Especial da Reforma da Previdência, no Palácio do Planalto.

Comente agora

Acidente com Teori Zavascki: Relatório indica problemas em campo de aviação de Paraty

Brasil  Postado por Débora Ayane - 25/02 09:16h
Acidente com Teori Zavascki: Relatório indica problemas em campo de aviação de Paraty

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu em 2012 um relatório feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), apontando problemas no aeródromo de Paraty (RJ), na região onde morreu em acidente aéreo, Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, que teve acesso ao documento, os próprios pilotos coordenavam pousos e decolagens, já que o aeroporto funciona somente para voos visuais, sem equipamentos de orientação e controle de órgão aéreo. No relatório, também foram encontrados problemas de manutenção na pista. O relator da Lava Jato estava em uma aeronave turboélice King Air, quando sofreu o acidente em 19 de janeiro, no momento em que o piloto tentava aterrissar na pista, em período chuvoso. A FAB continua investigando a queda do avião, em sigilo, e sem prazo determinado para concluir.

Comente agora

Milhares de foliões devem desfilar no Então, Brilha! neste sábado em BH

Brasil  Postado por Débora Ayane - 25/02 09:01h
Milhares de foliões devem desfilar no Então, Brilha! neste sábado em BH

Alô, povão agora é sério! Carnaval chegou e você, que mal pode esperar para botar a cara no sol, se liga nos destaques deste sábado (25) em Belo Horizonte.O dia começa nos tons de dourado e rosa do Então, Brilha!. A concentração do bloco, um dos já tradicionais do carnaval da capital mineira, é às 7h na Rua Guaicurus, região boêmia de Belo Horizonte. O axé vintage promete tomar conta das ruas e avenidas do centro da cidade.

Volta Belchior

Ao som do rapaz latino-americano, o bloco vai se concentrar às 13h na Rua Mármore, nº 170, no bairro Santa Tereza. Prepare o bigodão e aproveite.

Bloco da Calixto

Comente agora

Temer já está em Salvador com a família para passar o Carnaval

Brasil  Postado por Anacley Souza - 24/02 21:17h
Temer já está em Salvador com a família para passar o Carnaval

O presidente Michel Temer desembarcou na noite sexta-feira, 24, por volta das 20h, na Base Aérea de Salvador com a primeira-dama, Marcela Temer, e o filho do casal, Michelzinho. De lá, eles seguiram em helicóptero para a Base Naval de Aratu, onde vão passar o feriado de Carnaval. O retorno para Brasília está previsto para Quarta-Feira de Cinzas. Antes de embarcar com a família, Temer visitou o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que está internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, desde a noite de quarta, 22. Eunício foi submetido a cirurgia para retirada da vesícula. O quadro clínico do senador, segundo boletim médico do hospital, é estável e está “evoluindo muito bem”. Pela manhã, o presidente se reuniu com os ministros Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário) e Dyogo Oliveira (Planejamento) no Palácio do Planalto. A secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que o presidente cumpre agenda privativa com a família. Por questões de segurança, não há previsão do presidente comparecer a um dos circuitos da folia baiana. Temer escolheu o balneário de Inema, na Base Naval de Aratu que é pertence à Marinha do Brasil, distante 30 quilômetros de Salvador, pela privacidade da área.

Comente agora

Mega-Sena de Carnaval pode pagar R$ 30 milhões neste sábado (25)

Brasil  Postado por Anacley Souza - 24/02 19:45h
Mega-Sena de Carnaval pode pagar R$ 30 milhões neste sábado (25)

A Mega-Sena pode pagar neste sábado (25) R$ 30 milhões para o apostador que acertar os seis números do concurso nº 1.907. O sorteio da última Mega especial de Carnaval será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço CAIXA Loterias, que fica no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP).  A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país. Clientes com acesso ao Internet Banking Caixa podem fazer suas apostas pelo computador pessoal, tablet ou smartphone. Basta ter conta corrente no banco. O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteio (quarta-feira e sábado), quando as apostas se encerram às 19h. De acordo com a caixa, caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena, e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 200 mil em rendimentos mensais. Se preferir, poderá adquirir 50 imóveis de R$ 600 mil cada, ou uma frota de 150 carros de luxo com o valor. Na segunda-feira (27) e terça-feira (28) não haverá sorteio das Loterias da CAIXA em decorrência do feriado de Carnaval. Na quarta-feira (1º), serão sorteados os concursos 1.480 da Lotofácil, 1.740 da Lotomania, 4.322 da Quina, 1.908 da Mega-Sena e a extração nº 5158-6 da Federal, a partir das 20h (horário de Brasília).

Comente agora

Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina

Brasil  Postado por Débora Ayane - 24/02 17:44h
Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina

Nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4% — hoje, isso corresponde a 322 milhões de indivíduos, ou 4,4% da população da Terra. Os dados vieram à tona em um relatório recente realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para piorar, os brasileiros estão levando esses índices para o alto. No nosso país, 5,8% dos habitantes sofrem com a desordem, a maior taxa do continente latino-americano. A faixa etária mais afetada varia entre 55 e 74 anos.“Apesar de a depressão atingir sujeitos de todas as idades, o risco se torna maior na presença de pobreza, desemprego, morte de um ente querido, ruptura de relacionamento, doenças e uso de álcool e de drogas”, atesta o relatório. O Brasil também é campeão mundial no índice de ansiedade: 9,3% da população manifesta o quadro. Essa disfunção engloba várias outras, como ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias e estresse pós-traumático. O sexo feminino é o que mais sente as consequências — 7,7% das mulheres são ansiosas e 5,1% são depressivas. Quando se trata dos homens, a porcentagem cai para 3,6% em ambos os casos. O documento ainda mostra uma possível causa para a taxa elevada de problemas mentais que o mundo presencia atualmente: “Esse crescimento é sentido principalmente em países com menor renda, porque a população está aumentando e mais gente está vivendo até a idade em que depressão e ansiedade são mais comuns”.(SuperInteressante)

Comente agora

Universo infantil e homenagens marcam primeiro dia no sambódromo do Rio

Brasil  Postado por Débora Ayane - 24/02 15:41h
Universo infantil e homenagens marcam primeiro dia no sambódromo do Rio

O desfile das escolas de samba no sambódromo do Rio de Janeiro começa nesta sexta-feira (24) com as sete primeiras agremiações da Série A, também conhecida como Grupo de Acesso. Com escolas tradicionais como a Unidos de Viradouro e a Estácio de Sá, o primeiro dia terá, entre seus enredos, homenagens a artistas consagrados como Beth Carvalho e Gonzaguinha e abordará o universo infantil.A Acadêmicos do Sossego, de Niteroi, abre os desfiles às 22h. A escola vai homenagear a atriz Zezé Motta, chamada de Deusa de Ébano no enredo. Preconceito racial e luta por igualdade estão entre os temas que o desfile promete abordar.Outra mulher ilustre da cultura brasileira será a homenageada pela Alegria da Zona Sul, que desfila às 22h45: a mangueirense Beth Carvalho. A comunidade dos morros Cantagalo e Pavão Pavãozinho contará a história da "madrinha do samba", destacando sua grande contribuição musical para o país.A terceira escola da primeira noite é a Unidos de Viradouro, que vai levar para a avenida temas ligados à infância no enredo "...E todo menino é um rei". Com a referência à música de Nelson Rufino e Zé Luiz, o desfile marcado para 23h30 tratará de sonhos e direitos das crianças e também promete uma viagem por brincadeiras e guloseimas de festas infantis.

Comente agora

Carnaval terá calor e chuva em grande parte do país

Brasil  Postado por Willyam Reis - 24/02 12:01h
Carnaval terá calor e chuva em grande parte do país

O carnaval será de muito calor e pancadas de chuva isoladas em grande parte das capitais brasileiras onde a folia é tradição. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar da alta umidade, a previsão é de temperaturas máximas acima de 30ºC tanto na Região Sudeste quanto no Nordeste. No Rio de Janeiro, o tempo permanece nublado a parcialmente nublado durante todo o dia de hoje (24) e há possibilidade de chuva já a partir de amanhã (25), quando a temperatura máxima chega a 38ºC. No domingo (26) e na segunda-feira (27), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Em São Paulo, as pancadas de chuva e trovoadas isoladas já começam a partir de hoje e devem se manter por todo o fim de semana, até a segunda-feira. A máxima, durante o período, será de 33ºC. No domingo, a temperatura começa a cair e a mínima prevista é de 18ºC na segunda, quando chove pontualmente forte, sobretudo de madrugada.

Comente agora

Ford faz recall de 9.078 Ka, Ka+ e EcoSport por problema no cinto de segurança

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 24/02 09:52h
Ford faz recall de 9.078 Ka, Ka+ e EcoSport por problema no cinto de segurança

A Ford convocou nesta sexta-feira (24) recall de 9.078 unidades dos modelos Ka, Ka+ e EcoSport por uma falha no fecho dos cintos de segurança dianteiros e traseiros. As unidades envolvidas são do modelo 2017, produzidas entre 9 de novembro e 3 de dezembro de 2016. De acordo com comunicado, a lingueta do cinto de segurança pode não encaixar corretamente em seu respectivo fecho, não oferecendo a proteção adequada aos passageiros. A solução é a troca dos fechos dianteiros e traseiros, serviço que leva aproximadamente 2 horas.

Veja os chassis envolvidos no recall: 

  • EcoSport - entre H8608138 e H8631737
  • Ka e Ka+ - entre H8421589 e H8448524
  • O atendimento aos clientes terá início na próxima quinta-feira (2).
Comente agora

Aeroportos devem receber mais de 3,3 milhões de passageiros no Carnaval

Brasil  Postado por Anacley Souza - 23/02 22:27h
Aeroportos devem receber mais de 3,3 milhões de passageiros no Carnaval

A poucos dias do Carnaval, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima que 3,3 milhões de passageiros passem pelos aeroportos administrados pela estatal a partir desta quinta-feira (23) até o fim do período da folia. A previsão é que o movimento seja 2,5% menor que o registrado na mesma época no ano passado. Nos aeroportos concedidos à iniciativa privada, a circulação de passageiros para o Carnaval também já começou. No Aeroporto de Brasília, a expectativa da Inframérica, que administra o terminal, é que 60 mil passageiros passem pelo local nesta sexta-feira (24), nos 392 pousos e decolagens previstos, além de seis voos extras. Até a quinta-feira (2), depois da Quarta-Feira de Cinzas, são esperados 360 mil passageiros no Aeroporto de Brasília, segundo a concessionária. Todos os passageiros que embarcarem em Brasília deverão passar pela inspeção de raio-X e alguns poderão ser selecionados para revistas aleatórias. A Inframérica recomenda que os viajantes cheguem ao aeroporto com pelo menos 1h30 de antecedência para o embarque em voos domésticos e 2h30 para voos internacionais.

Comente agora

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 30 milhões no Carnaval

Brasil  Postado por Anacley Souza - 23/02 21:44h
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 30 milhões no Carnaval

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1906 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quinta-feira na cidade de São Paulo. O prêmio, que era de R$ 25 milhões, acumulou e agora pode pagar R$ 30 milhões no sábado de Carnaval. As dezenas sorteadas foram: 06 - 27 - 33 - 39 - 40 - 60.  Segundo a Caixa Econômica Federal, 54 apostas acertaram a quina e levarão R$ 38.424,36 cada uma. Já a quadra teve 3.833 acertadores, que receberão R$ 773,32 cada um. A arrecadação total é de mais de R$ 35 milhões. Quem pretende levar os R$ 30 milhões no próximo concurso pode fazer as apostas até as 19h (de Brasília) do dia do próximo sorteio em qualquer lotérica do País. A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do Brasil.

 

Comente agora

Eleitores brasileiros no exterior podem se alistar pela internet

Brasil  Postado por Anacley Souza - 23/02 19:06h
Eleitores brasileiros no exterior podem se alistar pela internet

Eleitores brasileiros que moram fora do país poderão, a partir de hoje (23), acessar o sistema online TítuloNet para o exterior, que permite solicitar de forma simplificada serviços eleitorais, como o alistamento e a transferência de domicílio. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o processo manual de emissão de um título de eleitor nas representações diplomáticas era demorado e oneroso. Com o pré-atendimento feito pela internet, o processo será mais rápido. Para isso, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, o ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Marcos Galvão, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Romeu Gonzaga Neiva, assinaram hoje uma portaria para reativar o grupo de trabalho composto pelas três instituições, que vai atuar no aprimoramento continuado do processo eleitoral no exterior. “Ainda há um enorme contingente de brasileiros que vivem fora do país e que não atualizaram o seu domicílio eleitoral, o que evidencia a necessidade de darmos continuidade ao aprimoramento do processo eleitoral no exterior”, disse Gilmar Mendes. Segundo o TSE, existe uma defasagem entre os potenciais eleitores no exterior e os eleitores efetivos. Dos quase 3 milhões de brasileiros que moram fora do país, estima-se que, pelo menos, 1,5 milhão poderia participar do pleito. No entanto, apenas 460 mil eleitores foram registrados.

Comente agora

Briga em presídio de Goiás deixa 4 mortos e 35 feridos

Brasil  Postado por Débora Ayane - 23/02 17:47h
Briga em presídio de Goiás deixa 4 mortos e 35 feridos

Quatro detentos morreram e 35 ficaram feridos, na manhã desta quinta-feira (23), durante uma briga entre presos na Penitenciária Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia. O presidente da Associação dos Servidores do Sistema Prisional do Estado de Goiás (Aspego), Jorimar Bastos, informou que não se trata de uma rebelião, o que aconteceu foi uma briga entre os presos. "Foi uma briga entre as alas A, B e C, mas a situação já está controlada. Não houve insatisfação dos presos, mas um confronto entre eles", explicou ele. A assessoria do Corpo de Bombeiros divulgou ao G1 que seis feridos foram levados para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e um para o Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa).

Comente agora

Aeronave cai na região Norte de Santa Catarina e deixa uma pessoa morta

Brasil  Postado por Débora Ayane - 23/02 14:49h
Aeronave cai na região Norte de Santa Catarina e deixa uma pessoa morta

Uma aeronave de pequeno porte caiu em Garuva, no Norte de Santa Catarina, no início da manhã desta quinta-feira (23) e deixou uma pessoa morta. Segundo a equipe do helicóptero Águia da Polícia Militar, a queda foi em uma área de vegetação no Monte Crista, por volta das 7h15.Conforme a 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, a aeronave é um avião de pulverização agrícola, com capacidade apenas para o piloto. A aeronave foi localizada pelo helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, que tem médico e enfermeiro, além de medicamentos e equipamentos para socorro."Nossa equipe constitui uma Unidade de Pronto Atendimento [UTI] aérea que atendeu a vítima", explicou o capitão André Pratts. O piloto foi identificado como José Artur Pinto Guimarães.

Comente agora

Força Tática da PM avança na Cracolândia, em São Paulo

Brasil  Postado por Débora Ayane - 23/02 13:07h
Força Tática da PM avança na Cracolândia, em São Paulo

Policiais militares da Força Tática avançaram sobre usuários de drogas na Cracolândia, região central de São Paulo, no início desta quinta-feira (23). Segundo o SPTV, os policiais perfilados com escudos jogaram bombas de gás e dispararam balas de borracha nos usuários de droga que revidaram com pedras e objetos. Eles também atearam fogo a objetos que formavam uma barricada no meio da Rua Helvétia. Guardas municipais, que também participam da ação, apagaram o fogo da barricada enquanto os usuários seguiam jogando pedras.(G1)

Comente agora

Presidente do Senado passa por cirurgia de emergência

Brasil  Postado por Willyam Reis - 23/02 12:02h
Presidente do Senado passa por cirurgia de emergência

O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada da vesícula, na manhã desta quinta-feira (23). Segundo a assessoria, o procedimento foi bem-sucedido e ele passa bem. A Presidência do Senado Federal emitiu uma nota sobre o assunto. Confira o texto na íntegra: "Após exames clínicos realizados na noite de ontem (22), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi submetido a uma pequena intervenção cirúrgica nesta manhã para a retirada da vesícula (colecistectomia). O procedimento foi realizado com sucesso e o senador recupera-se bem, conforme laudo médico abaixo". (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Aloysio Nunes nega que irá para a vaga de Serra no Itamaraty

Brasil  Postado por Willyam Reis - 23/02 10:58h
Aloysio Nunes nega que irá para a vaga de Serra no Itamaraty

Na lista de possíveis substitutos do senador José Serra (PSDB-SP) no Ministério das Relações Exteriores, o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), afirmou nesta quinta-feira, 23, que não pretende deixar o mandato. "Não teve sondagem, nem haverá, podem ficar tranquilos. Gosto do trabalho que estou fazendo. Sou parlamentar por excelência", afirmou o tucano à reportagem. Segundo ele, o principal motivo da saída de Serra foram "de fato" os problemas relacionados à coluna. "A cirurgia foi exitosa do ponto de vista ortopédico, mas do ponto de vista funcional ele precisa se poupar", disse Nunes. Na noite desta quarta-feira, 22, Serra pediu demissão do Itamaraty e deixou o governo Michel Temer. Integrantes da cúpula do PSDB viram a iniciativa com "surpresa". "O Serra entrou em contato no meio da tarde para saber se eu estava em Brasília, mas disse que já estava voltando para São Paulo. Não disse o que seria. Depois veio a carta (com pedido de exoneração). Foi uma algo inesperado", afirmou o senador José Aníbal (PSDB-SP), suplente de Serra.

Comente agora

Brasil produz mais de 18 mil Bíblias por dia

Brasil  Postado por Marcus Augusto Macedo - 23/02 10:22h
Brasil produz mais de 18 mil Bíblias por dia

Maior best seller de todos os tempos, a Bíblia Sagrada é produzida por várias editoras no Brasil. Na maior delas, a gráfica da SBB (Sociedade Bíblica Brasileira), em Barueri (SP), são fabricados 18,6 mil exemplares por dia. Em tempos onde muitos já tem optado por trocar a versão impressa por algum aplicativo de celular, surpreende o fôlego que a venda das Escrituras ainda têm em um mercado que passa por grande crise, com editoras e livrarias sendo fechadas no país. Com mais de 200 funcionários trabalhando em um espaço de 6.000 metros quadrados, a SBB possui a maior gráfica dedicada exclusivamente à impressão de Bíblias na América Latina. Somente ali, em 2016, foram produzidos cerca de 6,8 milhões de exemplares de Bíblias completas e Novos Testamentos. Vinte por cento deste total exportado para mais de cem países, em toda a América, África, Ásia e Europa. Aqui no Brasil são produzidas Bíblias em 30 idiomas, incluindo português, inglês, espanhol, francês, árabe, hebraico e ioruba, falado em alguns países africanos.

1 milhão de páginas por hora: 

Comente agora

Operação Blackout: Nova fase da Lava Jato mira operadores de esquema na Petrobras

Brasil  Postado por Willyam Reis - 23/02 08:39h
Operação Blackout: Nova fase da Lava Jato mira operadores de esquema na Petrobras

Denominada de Blackout, a 38ª fase da Operação Lava Jato é uma referência ao sobrenome de dois dos operadores financeiros do esquema: Jorge Luz e Bruno Luz. Eles são pai e filho, respectivamente. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), registros de reuniões na Petrobras mostram Jorge ao lado do também operador Fernando Baiano e o ex-diretor da área internacional da petroleira, Nestor Cerveró. Segundo o jornal O Globo, Jorge usava de seu bom trâmite entre políticos do PMDB, PT e PP para criar oportunidades de bons negócios para empresas nacionais e multinacionais e, em troca, recebia uma comissão, que era dividida com parlamentares envolvidos no esquema. Em operações já descritas na investigação, ele chegou a fechar contrato direto de uma de suas empresas, a Gea Projetos, com a diretoria de Abastecimento, então comandada por Paulo Roberto Costa, delator da Lava-Jato, no valor de R$ 5,2 milhões. Em depoimentos, Costa contou que só foi mantido diretor, no segundo mandato de Lula, por intermédio de Luz, a pedido do PMDB. (BN)

Comente agora

Congresso aprova e todos os brasileiros serão identificados por um chip

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/02 00:38h
Congresso aprova e todos os brasileiros serão identificados por um chip

Desde 2008 se falava sobre a criação de um cadastro único, que unisse dados biométricos e civis, como RG, Carteira Nacional de Habilitação e o título de eleitor, em um único documento: o Documento de Identificação Nacional (DIN). A nova documentação traz todas essas informações em um chip, igual aos usados em cartões de crédito e bancários. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21) o projeto de lei do Executivo e agora será enviada ao Senado, onde deverá ser aprovada. Segundo o relator, Júlio Lopes (PP/RJ), após uma fase de adaptação, a nova identificação substituirá todos os documentos, com exceção do passaporte e da carteira de motorista (porque são provisórios). Aos poucos, pelo projeto, deixarão de existir, na forma física, por exemplo, a carteira de identidade, o título de eleitor, o PIS e o Pasep. O DIN será emitido pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos. Ele já contará com o cadastramento biométrico realizado para a confecção dos novos títulos de eleitor no ano passado. Impresso pela Casa da Moeda, a base da identificação será o CPF, que é um registro único. Os outros documentos serão validados no DIN, que oferecerá um número de cadastro novo, o RIC (Registro de Identificação Civil). A meta é substituir as carteiras de identidade, hoje a cargo dos estados e que possibilitam que uma mesma pessoa possua várias. A homologação do DIN substituirá a proposta do novo modelo de RGs que também contaria com o uso de um chip. O DIN será emitido com base na Identificação Civil Nacional (ICN), criada pelo projeto com o objetivo de juntar informações de identificação do cidadão.

Banco de dados mundial:

Comente agora

Alegando problemas de saúde, Serra pede demissão do Ministério das Relações Exteriores

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/02 00:26h
Alegando problemas de saúde, Serra pede demissão do Ministério das Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), pediu demissão do cargo na noite desta quarta-feira (22). Na carta enviada ao presidente Michel Temer, Serra disse que decidiu deixar a pasta "em razão de problemas de saúde" - veja a reprodução da carta ao final desta reportagem. Serra estava no cargo desde maio do ano passado, quando Temer assumiu como presidente em exercício. O tucano é senador por São Paulo e tem mandato até 2022. Ele havia se licenciado para assumir o Itamaraty. Ao longo do período em que ocupou o Ministério das Relações Exteriores, José Serra se envolveu em algumas polêmicas, como quando determinou o envio de uma circular a embaixadores em todo o mundo para rebater a tese da ex-presidente Dilma Rousseff de que ela foi vítima de um "golpe" no processo de impeachment. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, Serra entregou pessoalmente a carta de demissão a Temer na noite desta quarta, no Planalto. Conforme informou o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, desde dezembro do ano passado Serra já dava sinais a aliados de que poderia deixar o ministério. Com a saída de Serra, o secretário-geral do Itamaraty, Marcos Galvão, deverá responder pela pasta até que um novo ministro seja nomeado.

Trechos da carta: 

Comente agora

Lula e Aécio não terão acesso a delações premiadas da Lava Jato

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/02 23:21h
Lula e Aécio não terão acesso a delações premiadas da Lava Jato

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poderão acessar as delações premiadas da operação “lava jato”. A negativa para Lula se deu, pois, as informações solicitadas ainda não foram homologadas pelo Supremo Tribunal Federal. Já para Aécio, foi negada por ele não ser investigado na operação. O ex-presidente queria ter conhecimento da delação do ex-deputado e ex-presidente do PP Pedro Corrêa, Aécio Neves solicitou os dizeres dos ex-executivos da Odebrecht Benedicto Júnior e Sergio Neves. Os pedidos foram negados pelo ministro Edson Fachin, relator do caso no STF. O petista e o tucano são citados pelos delatores como envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras. A defesa do senador justificou seu pedido com uma reportagem do site Buzzfeed. O texto afirma que as delações mencionariam Aécio por suposto envolvimento em irregularidades na construção da Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais. Todos os depoimentos a que a os advogados de Lula e de Aécio pediram acesso estão sob segredo de Justiça.

Comente agora

Michel e Marcela Temer vão passar Carnaval na Bahia

Brasil  Postado por Anacley Souza - 22/02 20:56h
Michel e Marcela Temer vão passar Carnaval na Bahia

O presidente Michel Temer, a primeira-dama Marcela e o filho Michelzinho vão passar o Carnaval na Bahia. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, a família embarca nesta sexta-feira (24) com destino à Base Naval de Aratu, onde os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff costumavam passar as festas de ano novo. O de Temer a Brasília deve acontecer na Quarta-Feira de Cinzas.

Comente agora

Turbina de avião da Latam pega fogo durante decolagem em Congonhas

Brasil  Postado por Anacley Souza - 22/02 20:01h
Turbina de avião da Latam pega fogo durante decolagem em Congonhas

Um avião da Latam apresentou problemas em uma das turbinas durante a decolagem no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 18h48 desta quarta-feira (22). O aeroporto está fechado para pousos e decolagens. Todos os passageiros estão bem. Os bombeiros fizeram o procedimento de resfriamento do equipamento. A aeronave vai ser rebocada para os passageiros desembarcarem. A Latam informou que está apurando os fatos. O internauta Rodrigo Stuque, que mora em frente à pista do aeroporto, registrou o momento da pane na turbina. "Ouviu um barulho na sacada a chuva já tinha diminuído, vi o avião saindo para decolar, vi que estava diminuindo e vi a turbina pegando fogo na parte de trás."

Comente agora

Cerca de 27% das bebidas na Operação Carnaval são reprovadas pelo Ibametro

Brasil  Postado por Débora Ayane - 22/02 17:58h
Cerca de 27% das bebidas na Operação Carnaval são reprovadas pelo Ibametro

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia reprovou 27,6% das bebidas fiscalizadas na Operação Carnaval. Entre elas, marcas de cerveja, refrigerante, suco e cachaça, item que teve maior índice de reprovação.Realizada de 13 a 15 de fevereiro a inspeção aconteceu em estabelecimentos comerciais como supermercados e mercadinhos de bairro. Os produtos que foram reprovados estavam sendo vendidos com a quantidade abaixo do indicado no rótulo, lesando o consumidor. Todas as empresas foram notificadas e deverão responder pelas irregularidades. “Fazemos a fiscalização desses produtos durante todo o ano, mas intensificamos no período em função do aumento do consumo pela população. Estamos de olho nas empresas que aproveitam as festas para aumentar seu lucro prejudicando o cidadão”, alerta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. Além disso, as empresas têm até dez dias para apresentar defesa. Não sendo acatada a defesa, o órgão aplica a multa que varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, levando em conta os critérios de reincidência, porte físico, grau de irregularidade e se houve tentativa de impedimento da fiscalização. Os consumidores podem denunciar produtos suspeitos para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888 (ligação gratuita). Todas as denúncias são apuradas pelo órgão.

Comente agora

Conheça o aposentômetro, serviço que calcula tempo que falta para benefício

Brasil  Postado por Débora Ayane - 22/02 17:19h
Conheça o aposentômetro, serviço que calcula tempo que falta para benefício

A Central Única de Trabalhadores (CUT), uma das maiores do País, lançou nesta quarta-feira, 22, o "Aposentômetro", uma calculadora que permite aos trabalhadores simular a idade com que se aposentarão segundo as regras atuais e de acordo com a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo. A iniciativa foi feita em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).Para utilizar a calculadora, é preciso informar apenas o gênero, a data de nascimento e o tempo de contribuição já realizado ao INSS. O resultado apresenta três cenários: aposentadoria por idade, por tempo de contribuição (neste caso, o cenário pós-reforma extingue essa possibilidade, prevendo apenas por idade) e com o objetivo de receber o benefício integral. A iniciativa é parte do movimento iniciado pela CUT contra a reforma da Previdência, cujo mote é "Reaja agora ou morra trabalhando". A central sindical já convocou atos para os dias 8 e 15 de março. A reforma proposta pelo governo do presidente Michel Temer prevê a instituição de uma idade mínima de 65 anos e tempo mínimo de contribuição de 25 anos. O cálculo do benefício também deve ser modificado e passará a partir de uma base de 51%, acrescida de 1 ponto porcentual a cada ano de contribuição - ou seja, para ter direito à íntegra do salário de contribuição, será preciso trabalhar por 49 anos. "O conjunto de medidas impõe tantas dificuldades e restrições que praticamente inviabiliza que amplas parcelas de trabalhadores e trabalhadoras consigam se aposentar", defende a CUT. (Estadão)

Comente agora

Veículos de carga terão restrição de tráfego nas estradas durante carnaval

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/02 16:52h
Veículos de carga terão restrição de tráfego nas estradas durante carnaval

Caminhões bi-trens, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonhas terão restrição de tráfego nas estradas federais da Bahia durante a Operação Carnaval 2017 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que começa à 0h de sexta-feira (24), e vai até as 23h59 de quarta-feira (1º). De acordo com a PRF, o objetivo da medida é aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, que corresponde à maior parte da malha viária no estado. Caminhões bi-trens, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonhas terão restrição de tráfego nas estradas federais da Bahia durante a Operação Carnaval 2017 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que começa à 0h de sexta-feira (24), e vai até as 23h59 de quarta-feira (1º). De acordo com a PRF, o objetivo da medida é aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, que corresponde à maior parte da malha viária no estado.

Fiscalização

Comente agora

Brasileiro de 26 anos concorre ao prêmio de Melhor Professor do Mundo

Brasil  Postado por Débora Ayane - 22/02 15:45h
Brasileiro de 26 anos concorre ao prêmio de Melhor Professor do Mundo

Um professor brasileiro de 26 anos ficou entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, o maior prêmio dedicado à categoria. Caso fique em primeiro colocado da lista, o capixaba Wemerson da Silva Nogueira vai levar, além do título de melhor professor do mundo, US$ 1 milhão, pago pela Varkey Foundation. Uma das iniciativas que levaram Wemerson a ser indicado ao prêmio foi a criação de um pequeno laboratório para aulas práticas em uma escola periférica de sua cidade. “Em três anos, conseguimos transformá-la em uma das melhores escolas do município”, disse o professor à revista Época. De 2011 a 2015, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da instituição foi de 4,8 a 5,2, acima da média estipulada para 2015, de 4,4.

Comente agora

Com morte cerebral, jovem é mantida viva no Paraná para dar à luz gêmeos

Brasil  Postado por Débora Ayane - 22/02 15:09h
Com morte cerebral, jovem é mantida viva no Paraná para dar à luz gêmeos

Frankielen da Silva Zampoli tinha 21 anos e estava grávida de gêmeos quando teve uma hemorragia cerebral. A família e os médicos do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, na Região de Curitiba, decidiram mantê-la viva, mesmo depois da morte cerebral, para salvar os dois bebês. Deu certo: os bebês nasceram na segunda-feira (20).Foram 123 dias de uma batalha pela vida. De carinho, de dedicação, de acreditar no que parecia impossível. Frankielen chegou ao hospital com uma hemorragia grave no cérebro. Três dias depois, os médicos constataram a morte cerebral.A jovem não tinha mais chances de viver, mas, dentro dela, batiam mais dois corações: o de Azaphi e o de Ana Vitória. A gestação estava apenas começando, no segundo mês. A equipe médica tinha, então, o desafio de manter o corpo da mãe funcionando para que os dois bebês pudessem se desenvolver."Nós precisávamos manter a pressão adequada da mãe, a oxigenação adequada e manter todo o suporte hormonal e nutricional dela", explica o médico Dalton Rivabem.

Comente agora

Alexandre de Moraes é aprovado pelo plenário do Senado por 55 votos a 13

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/02 12:32h
Alexandre de Moraes é aprovado pelo plenário do Senado por 55 votos a 13

Após a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta terça-feira (21), na qual foi aceito (veja aqui), o ex-ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, foi aprovado em votação no plenário da Casa por 55 votos favoráveis e 13 contrários para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação é secreta e encerrou às 12h05. Não houve abstenções. Indicado pelo Michel Temer, Moraes entra na vaga de Teori Zavascki, morto no último dia 19 de janeiro na queda de um avião que o conduzia a Paraty. Teori era o relator da Lava Jato na Corte e viajava de férias, acompanhado do dono do hotel Emiliano, Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, que também morreu. Durante a sabatina, ele respondeu a questionamentos de 32 senadores. Todo o processo durou mais de 11h e ele foi aprovado por 19 votos a 7.

Comente agora

Ministérios ou liderança na Câmara: Temer negocia compensação ao PMDB

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/02 09:33h
Ministérios ou liderança na Câmara: Temer negocia compensação ao PMDB

Contrariado com a pressão do PMDB por cargos no governo, o presidente Michel Temer está montando uma equação política para compensar o partido. Em conversas reservadas, nos últimos dias, Temer assegurou que ou o PMDB terá o comando de mais um ministério ou a liderança do governo na Câmara, atualmente ocupada pelo deputado André Moura (PSC-SE). A bancada do PMDB reivindica o Ministério da Justiça, já que o atual titular, Alexandre de Moraes - até há duas semanas filiado ao PSDB -, foi indicado por Temer para o Supremo Tribunal Federal. Nos bastidores, tanto peemedebistas da Câmara como do Senado reclamam do avanço do PSDB sobre cargos estratégicos, como a Secretaria de Governo, comandada por Antônio Imbassahy. A insatisfação preocupa Temer num momento em que a equipe econômica quer acelerar a tramitação da reforma da Previdência, hoje na Câmara. Além disso, há receio de que os vazamentos de delações premiadas de executivos e ex-diretores da Odebrecht à Lava Jato provoquem instabilidade política.

Comente agora

Mais de 90% dos estados têm menos PMs que o previsto por lei

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/02 08:45h
Mais de 90% dos estados têm menos PMs que o previsto por lei

Uma pesquisa revela que 25 dos 27 estados do Brasil têm menos policiais militares que o exigido por leis estaduais, aponta um levantamento do UOL. Segundo a reportagem, o único que atinge esse número é o Espírito Santo. O outro estado que fica de fora da regra é o Maranhão. O governo admitiu não existir nenhuma lei que exija esse mínimo. Somando as deficiências, o défict nacional chega a 170 mil PMs, já que existem cerca de 430 mil policiais nos estados, sendo que o número ideal deveria ser de 600 mil. E a preocupação não para por aí, já que, em 11 deles, essa quantidade vem caindo desde 2012. O levantamento aponta ainda três estados que não têm nem 50% do efetivo ideal: Goiás (38,9%), Tocantins (46,7%) e Pará (47,9%). (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Lei baiana 'antibaixaria' na música completa 5 anos sem fiscalização

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/02 07:25h
Lei baiana 'antibaixaria' na música completa 5 anos sem fiscalização

Cinco anos depois de ter sido aprovada na Bahia, a "lei antibaixaria", que veta o uso de dinheiro público para contratação de artistas cujas músicas desvalorizam as mulheres, não tem efeito prático. A lei prevê multa equivalente a 50% do cachê da banda caso sejam tocadas músicas de teor machista, homofóbico, racista ou que incentive o uso de drogas ilícitas. Se houver omissão do governo, o gestor é multado em R$ 10 mil. A legislação não foi regulamentada pelo governo do Estado: não foi definido um órgão responsável pela fiscalização nem a destinação da multa que seria aplicada em bandas e artistas que descumprissem a lei. Aprovada em 2012 sob forte polêmica, a "lei antibaixaria" surgiu após a música "Me dá patinha", da banda Black Style, fazer sucesso no Carnaval de 2011. A letra da música diz: "Ela é uma cadela / Joga a patinha pra cima / Me dá, sua cachorrinha".O debate sobre a lei opôs feministas e representantes de bandas de pagode da Bahia. Os pagodeiros alegavam que a lei representaria uma "censura" às letras de suas músicas.

Comente agora

Ninguém acerta e prêmio vai a R$ 25 milhões

Brasil  Postado por Anacley Souza - 21/02 22:19h
Ninguém acerta e prêmio vai a R$ 25 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.905 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite desta terça-feira (21) em São Paulo (SP). Veja as dezenas sorteadas: 29 - 35 - 43 - 54 - 56 - 57. A quina teve 22 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 70.438,67. Outras 2.351 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 941,63. A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado na quinta-feira (23), é de R$ 25 milhões. O último sorteio da semana de Carnaval será no sábado (25). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50. A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com