Voz


PodCast



Enquete





Blog

Brasil

Governo vai finalmente ter acesso a aposentadoria dos militares

Brasil  Postado por Anacley Souza - 20/02 22:28h
Governo vai finalmente ter acesso a aposentadoria dos militares

Após anos de resistência das Forças Armadas, o governo federal vai ser obrigado a colocar na ponta do lápis os compromissos presentes e futuros das aposentadorias e pensões dos militares da Aeronáutica, Marinha e do Exército. O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou em 2015 que a contabilidade do passivo atuarial fosse feita, mas só agora, em meio à pressão por conta da reforma da Previdência, a Casa Civil vai criar oficialmente um grupo de trabalho interministerial para abrir a “caixa-preta” dos benefícios dos militares. A reportagem apurou que o grupo já funciona informalmente, e os nomes para a formação dessa força-tarefa devem ser indicados em breve. Hoje, o Tesouro Nacional divulga quanto foi gasto no ano com esses benefícios, mas o passivo futuro não é devidamente dimensionado, o que é um problema para o cálculo do déficit da Previdência do setor público para as próximas décadas. Essa conta é importante para planejar a evolução não só das despesas, mas também da dívida pública brasileira. A Previdência dos militares das Forças Armadas é uma das principais polêmicas no debate sobre mudanças nas regras de aposentadoria no Brasil. Os militares pressionam para ficar de fora da reforma, mas o governo prometeu isonomia nas regras. As Forças Armadas fazem uma contabilidade paralela, e desconsideram o valor das reservas remuneradas como despesa previdenciária.

Comente agora

Estudantes coletam 270 mil assinaturas contra indicação de Moraes

Brasil  Postado por Anacley Souza - 20/02 19:46h
Estudantes coletam 270 mil assinaturas contra indicação de Moraes

Estudantes do Centro Acadêmico XI de Agosto, entidade representativa dos alunos do curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP), entregaram ao Senado Federal um abaixo-assinado com cerca de 270 mil assinaturas contra a indicação de Alexandre de Moraes para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes será sabatinado pelos senadores nesta terça-feira (21). A estudante Paula Masulk, 22 anos, esteve no Senado nesta segunda-feira (20), acompanhada de outros três colegas do curso de Direito, para entregar o documento. O abaixo-assinado teve adesão de pessoas externas à comunidade acadêmica e alcançou as 270 mil assinaturas nesta manhã de segunda-feira. Como o documento é virtual, as assinaturas ainda estão sendo colhidas e a quantidade pode aumentar. “Queremos trazer a posição da sociedade civil, que aderiu em massa ao abaixo-assinado. Acreditamos que Moraes não cumpre os requisitos para o cargo de ministro do Supremo. Espero que a nossa contribuição traga um contraponto aos senadores na sabatina e mostre a insatisfação da sociedade com esta indicação”, disse Paula. De acordo com aqueles que subscrevem o texto, Moraes não possui “possui postura ilibada”, tem posições partidarizadas e protagonizou desrespeitos aos princípios fundamentais da Constituição. A carta cita como exemplo o adiantamento de informações feito pelo ministro em comício da campanha de Duarte Nogueira (PSDB) à prefeitura de Ribeirão Preto no ano passado.

Comente agora

Milton Schahin fecha acordo de delação premiada na Lava Jato

Brasil  Postado por Débora Ayane - 20/02 17:34h
Milton Schahin fecha acordo de delação premiada na Lava Jato

O empresário Milton Schahin, sócio do Grupo Schahin, fechou delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Lava Jato. O acordo de colaboração premiada ainda precisa ser homologado pela Justiça Federal.Ex-diretor da Schahin Engenharia e acionista do grupo da família, Milton já foi condenado a 9 anos e 10 meses de reclusão, por gestão fraudulenta e corrupção ativa, em uma ação penal que investigou um empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões, concedido pelo Banco Schahin ao pecuarista José Carlos Bumlai, e que teve como destino final o Partido dos Trabalhadores (PT), conforme a sentença.Milton deve pagar multa de R$ 7 milhões e ficará três meses em prisão domiciliar, com monitoramento por tornozeleira eletrônica.Salim Schahin, irmão de Milton, foi o primeiro membro da família a fechar acordo de colaboração premiada, em novembro de 2015.

Cumprimento da pena

Comente agora

Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe extermínio de cães e gatos por órgãos públicos

Brasil  Postado por Débora Ayane - 20/02 17:12h
Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe extermínio de cães e gatos por órgãos públicos

Uma ótima notícia para os cães que vivem em centros de zoonoses no Brasil, pois na última quarta-feira, dia 8 de fevereiro de 2017, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou projeto que proíbe a eliminação de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres. Agora, o Projeto de Lei 3490/12, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), será enviada ao Senado. De acordo com este projeto, apenas animais com doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais poderão ser sacrificados.Porém, a eutanásia só será autorizada após confirmação das doenças e problemas de saúde dos animais por meio de um laudo técnico. Além disso, as entidades de proteção animal deverão ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade da eutanásia.

O texto aprovado também prevê a possibilidade de realização de convênios com organizações não governamentais.

Comente agora

Congresso recebe nesta segunda novo projeto de recuperação fiscal dos estados

Brasil  Postado por Débora Ayane - 20/02 13:45h
Congresso recebe nesta segunda novo projeto de recuperação fiscal dos estados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que o governo deve encaminhar ainda hoje (20) ao Congresso Nacional um novo projeto para recuperação fiscal dos estados. Maia reuniu-se na manhã desta segunda-feira com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e com a ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, no Ministério da Fazenda. Ao deixar a reunião, Maia chamou a atenção para a queda da arrecadação nos últimos anos e disse que, se as contrapartidas dos estados forem asseguradas, a prioridade do Congresso será de aprovar o projeto o mais rápido possível – até a primeira quinzena de março. “A arrecadação dos estados e dos municípios, e da própria União caiu de forma absurda. Nós sabemos que os gastos dos entes públicos são muito engessados, eles não têm condições de reduzir rapidamente os seus gastos, principalmente com pessoal. Então, temos hoje no Brasil uma crise herdada do governo anterior, com queda de arrecadação enorme, com o recuo do PIB de mais de 7% nos últimos dois anos, somado a isso a falta de capacidade de redução de gastos.

Comente agora

Bebê de 10 meses morre após avó confundir produto de limpeza com suco de uva

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/02 12:20h
Bebê de 10 meses morre após avó confundir produto de limpeza com suco de uva

Um bebê de 10 meses morreu depois de ingerir um produto de limpeza dado por engano por sua avó na manhã deste domingo (19), em Jaú, São Paulo. Segundo a Polícia Militar, o produto, de cor roxa, era guardado em uma garrafa de suco. De acordo com o G1 São Paulo, a avó da menina pensou que o líquido era suco de uva. Ela colocou o produto na mamadeira e deu para a neta beber. A criança passou mal após ingerir o líquido. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) levou o bebê até a Santa Casa de Jaú, mas a bebê não resistiu e morreu intoxicada.

Comente agora

Otto propõe lei que quebra sigilo fiscal de servidor comissionado

Brasil  Postado por Willyam Reis - 20/02 12:08h
Otto propõe lei que quebra sigilo fiscal de servidor comissionado

O acesso público aos dados da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de pessoas que, no setor público, ocupem cargo de livre nomeação ou que tenham poder para autorizar empenho e pagamento de despesas pode virar lei. É que propõe a proposta (PLS 446/2016) do senador Otto Alencar (PSD). Conforme o projeto, que já começou a tramitar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a norma possibilita a qualquer pessoa física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, receber informações dos órgãos ou entidades públicas, exceto aqueles legalmente definidos como sigilosos. Ao justificar a medida, o senador justifica que o poder que a função exercida por esses agentes chamados “ordenadores de despesas” os tornam “suscetíveis a pressões ilegítimas que podem resultar no malferimento da moralidade pública”, detalha. Para o parlamentar, a divulgação da declaração do Imposto de Renda em diário oficial e nos sites na internet dos órgãos e entidades em que a pessoa estiver exercendo suas funções permitirá ampla publicidade à evolução patrimonial do agente público. Assim, observa, a medida se transformará em importante instrumento de fiscalização por parte da sociedade. (Bahia.Ba)

Comente agora

Saneamento: 36,7% da água tratada no Brasil é perdida em vazamentos e 'gato'

Brasil  Postado por Willyam Reis - 20/02 08:00h
Saneamento: 36,7% da água tratada no Brasil é perdida em vazamentos e 'gato'

Quase 40% da água tratada no país é perdida por causa de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil obtido pelo G1. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) de 2015, que são os mais recentes e foram divulgados em janeiro deste ano, o índice nacional de perda de água na distribuição é de 36,7%. Em 2011, era de 38,8% – o que significa uma evolução muito lenta para diminuir o desperdício no país, de apenas 2,1 pontos percentuais em quatro anos. O estudo do Trata Brasil destaca ainda o desempenho das 100 maiores cidades do país em comparação com a média nacional. Segundo Édison Carlos, presidente do instituto, estas cidades deviam puxar o crescimento do país, já que têm estruturas públicas e privadas mais bem desenvolvidas e porque abrangem cerca de 40% da população do Brasil. As diferenças entre os índices nacionais e os dessas cidades, porém, são poucas.

Comente agora

Assinaturas de pacote contra corrupção não terão veracidade checada

Brasil  Postado por Willyam Reis - 20/02 07:57h
Assinaturas de pacote contra corrupção não terão veracidade checada

O Ministério Público Federal colheu mais de dois milhões de assinaturas para o pacote que propõe dez medidas contra a corrupção. Na Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, optou por não checar a veracidade de cada uma delas porque, segundo a colunista Monica Bergamo, as listas teriam de ser enviadas a um incontável número de cartórios para verificação, o que paralisaria o projeto de lei por muito tempo. A Câmara vai checar apenas se os itens dos formulários foram preenchidos da maneira correta, com nome completo, endereço e número de documentos. Ainda de acordo com a colunista da Folha de S. Paulo, críticos dizem que muitas pessoas não leram o texto até o fim antes de assinar e que muitas delas poderiam ter sido reunidas por sindicatos de camelôs. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Para ministro, Brasil entra em calamidade se não mudar a Previdência

Brasil  Postado por Willyam Reis - 20/02 07:34h
Para ministro, Brasil entra em calamidade se não mudar a Previdência

O governo Temer terá de lidar com dificuldades dentro da base no que se refere ao projeto de mudanças na Previdência. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, uma boa parte do DEM e do PMDB, além de praticamente a totalidade do chamado centrão, com PP, PR e PTB, apoiam a emenda que altera o projeto. Percebendo o provável inconveniente, um dos ministros teria feito uma comparação segundo a qual o Brasil entraria em calamidade, da mesma forma que o Rio de Janeiro, caso não as mudanças não sejam aprovadas. O governo ligou o alerta também pelo fato de os dirigentes partidários, ao contrário do que ocorreu na votação do teto de gastos públicos, não pretenderem obrigar os deputados a votarem a favor. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

PEC da Previdência será debatida em duas audiências públicas nesta semana

Brasil  Postado por Willyam Reis - 20/02 07:12h
PEC da Previdência será debatida em duas audiências públicas nesta semana

Mesmo com o início do carnaval nesta semana, as comissões especiais da Câmara dos Deputados que analisam o mérito das reformas da Previdência e trabalhista vão promover audiências públicas para debater as propostas que tramitam na Casa e também para a votação de requerimentos. Os integrantes do colegiado que analisa a reforma do sistema previdenciário - a proposta de emenda à Constituição (PEC) 287 - terão duas sessões para discutir temas centrais da matéria. A primeira audiência está marcada para esta terça-feira (21), às 14 h. Nela serão tratados os aspectos relacionados ao Regime Geral da Previdência Social, como alteração no número mínimo de contribuições, informalidade e incentivo à contribuição, fixação da idade mínima, alteração da fórmula de cálculo das aposentadorias e regras de transição. Para discutir os temas foram convidados e confirmaram presença os presidentes da União Geral dos Trabalhadores ( UGT), Ricardo Patah; da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), José Calixto Ramos; e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Fernandes dos Santos Neto.

Comente agora

Delator envolve Geddel em suposto esquema de corrupção na Caixa

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/02 23:52h
Delator envolve Geddel em suposto esquema de corrupção na Caixa

Em delação premiada, o empresário Alexandre Margotto, que é ligado a Lúcio Bolonha Funaro - apontado como operador financeiro de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara e hoje preso na Operação Lava Jato - revela mais detalhes da ligação do ex-ministro Geddel Vieira Lima com um suposto esquema de corrupção na Caixa Econômica Federal. A delação do empresário, que foi homologada pelo juiz Vallisney Oliveira, da décima Vara Federal de Brasília, foi obtida com exclusividade pelo Fantástico. A delação revela também o suposto envolvimento do empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F, com as operações irregulares no banco federal. E também uma surpresa: o delator conta que esse escândalo revelou ao menos uma pessoa honesta, um personagem que se recusou a praticar corrupção. Lúcio Bolonha Funaro, conhecido da Justiça desde as investigações do Mensalão e já definido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como "alguém que tem o crime como modo de vida", era quem ajudava a pensar o esquema e a administrar o dinheiro. Ele cobrava propina e fazia repasses. O empresário Alexandre Margotto trabalhava diretamente com Funaro, que está preso no presídio da Papuda, em Brasília.

Comente agora

Cabral 'contrata' preso para limpar sua cela em Bangu

Brasil  Postado por Anacley Souza - 19/02 15:12h
Cabral 'contrata' preso para limpar sua cela em Bangu

O ex-governador está preso na cela G de Bangu 8 desde dezembro do ano passado, acusado de receber milhões em propina para fechar contratos públicos. Mesmo assim, parece que ele não espera cumprir a rotina de um preso “comum”. Cabral chegou a ser transferido sobre suspeita de receber regalias e, de acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, começou a pagar para que outro preso fizesse a faxina de sua cela. O ex-governador pagaria R$ 15 por dia pelo serviço.

Comente agora

Incêndio destrói Hospital no Paraná

Brasil  Postado por Anacley Souza - 19/02 14:47h
Incêndio destrói Hospital no Paraná

Um incêndio atingiu no fim da manhã deste domingo (19) o Hospital Imaculada Conceição no Paraná. As chamas começaram por volta das 11h30 e tomaram conta do local. Um vídeo enviado pela internauta Camila Viana mostram o fogo destruindo o prédio. Equipes do Corpo de Bombeiros de Ampére e Capanema foram até ao local para controlar as chamas que consumiram todo o hospital. Três caminhões auxiliaram nos trabalhos. Segundo relatos, o médico plantonista fazia o atendimento em seu consultório quando sentiu o forte cheiro de fumaça. Logo saiu de sua sala e percebeu que as chamas já estavam por toda a parte. Ele saiu de sala em sala para avisar a todos sobre o incêndio. Apenas quatro pacientes estavam internados. Peritos da Polícia Militar já estão averiguando as causas do fato. Todos os equipamentos, documentos e demais objetos do Hospital foram destruídos pelo fogo. Os pacientes foram retirados do local e encaminhados ao Plantão de Antedimento do município. Ninguém se feriu. (Catve)

Comente agora

Grupo é detido após queda de balão sobre 6 residências no interior de S. Paulo

Brasil  Postado por Anacley Souza - 19/02 14:34h
Grupo é detido após queda de balão sobre 6 residências no interior de S. Paulo

Seis pessoas foram detidas na manhã deste domingo (19), em Campinas (SP), após um balão cair sobre seis residências no Jardim dos Oliveiras. O artefato caiu por volta das 9h e derrubou um poste de energia e a antena de uma casa. Moradores do bairro iniciaram o combate ao fogo e o incidente mobilizou a Polícia Ambiental, Guarda e Bombeiros. Não houve feridos. Um dos detidos negou participação no caso, mas, por outro lado, disse que o balão teria sido solto às 6h na Zona Leste de São Paulo. Ele estava com outro suspeito em um carro com placas de Teresópolis (RJ) e contou que a estrutura tem cerca de 48 metros de comprimento. Este veículo e a moto usada pelos outros suspeitos foram apreendidos. A dupla e os outros quatro foram detidos após tentarem "resgatar" o artefato. A queda ocorreu na Rua Walter Teixeira Virgili e um caminhão deve ser enviado pela Prefeitura para retirada dos materiais do balão. Os suspeitos devem ser levados para o 5º Distrito Policial, no Jardim Amazonas, onde o caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Em virtude do incidente, houve interrupção no fornecimento de energia para alguns moradores.

Comente agora

Saneamento melhora, mas metade dos brasileiros segue sem esgoto no país

Brasil  Postado por Anacley Souza - 19/02 14:21h
Saneamento melhora, mas metade dos brasileiros segue sem esgoto no país

Dez anos após a Lei do Saneamento Básico entrar em vigor no Brasil, metade da população do país continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário. Segundo os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgados em janeiro deste ano e referentes a 2015, apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto, o que significa que mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios. Em 2007, quando a lei 11.445 foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 42% da população era atendida por redes de esgoto. Até 2015, o índice aumentou 8,3 pontos percentuais, o que corresponde a menos de um ponto percentual por ano. Quanto ao abastecimento de água, apesar de a abrangência ser bem superior à de esgoto, a evolução foi ainda mais lenta: passou de 80,9% em 2007 para 83,3% em 2015, um aumento de apenas 2,4 pontos percentuais. Já o índice de esgoto tratado passou de 32,5% para 42,7%. Em algumas regiões do país, como a Norte, a situação é ainda mais grave: 49% da população é atendida por abastecimento de água, e apenas 7,4%, por esgoto.

Comente agora

Campanha pede fim da violência sexual contra crianças e adolescentes

Brasil  Postado por Anacley Souza - 19/02 09:25h
Campanha pede fim da violência sexual contra crianças e adolescentes

Para pressionar o poder público a fazer um diagnóstico sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e, posteriormente, planejar ações efetivas de combate ao problema, a instituição Aldeias Infantis SOS lançou petição on-line para recolher assinaturas dentro da campanha Dê um Basta. O documento será entregue aos gestores municipais no dia 5 de março. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, no Brasil, 47 crianças por dia são vítimas de abuso, exploração ou turismo sexual. Para a gestora do projeto no Rio de Janeiro, Ana Almeida, os números são subestimados, já que contabilizam apenas as denúncias registradas. Ela destaca que é necessário ampliar o banco de dados, incluindo fontes de informação como as delegacias, escolas, conselhos tutelares, hospitais e centro sociais. “A petição visa basicamente a criação de políticas públicas de enfrentamento. Temos que entender que a criança e o adolescente, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, são pessoas em desenvolvimento, que gozam de primazia e absoluta prioridade na elaboração e efetivação das políticas públicas. Nosso maior objetivo é apoiar o gestor público, subsidiá-lo no maior número de informações sobre o tema, para que ele possa pensar em uma política para sua cidade.” Ana informou que este ano a campanha tem como foco as prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Olinda e Salvador, por terem muita mobilização popular no carnaval, período em que aumenta a a possibilidade de turismo sexual e a vulnerabilidade de crianças e adolescentes.

Comente agora

“Carnaval gospel” cresce no país e divide opiniões

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/02 00:47h
“Carnaval gospel” cresce no país e divide opiniões

As igrejas mais tradicionais costumam fazer retiros espirituais durante o Carnaval, feriado cujo nome significa, literalmente, “festa da carne”. Mas há denominações que decidem aproveitar a multidão para pregar a palavra. Essa postura gera divisão entre muitos líderes. O teólogo Marcelo Rebello, 44, explica que deveria prevalecer o bom senso: “O crente não tem que ir para o meio do povo e dizer que [os que bebem e se pegam] vão pro inferno”. Presidente da Associação Brasileira de Empresas e Profissionais Evangélicos, Rebello também lembra que a festa nas suas origens era “muito atrelada a candomblé e umbanda” e como o crente “serve a um Deus único”, essas entidades (orixás) seriam uma afronta a evangélicos. Mesmo assim, o “Carnaval evangélico”, onde geralmente não se bebe álcool, parece ganhar força nas ruas do país.

São Paulo: 

Comente agora

Horário de verão acaba e relógio deve ser atrasado em 1h em 10 estados e no DF

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/02 00:26h
Horário de verão acaba e relógio deve ser atrasado em 1h em 10 estados e no DF

horário de verão terminou à 0h deste domingo (19) após quatro meses em vigor. Quem está nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve atrasar os seus relógios em uma hora. O horário de verão começou a valer em 16 de outubro do ano passado. O objetivo da medida é permitir um aproveitamento maior da luz solar durante o verão, e reduzir o consumo de energia em um dos horários de pico de demanda, que ocorre por volta de 18h. A previsão do Ministério de Minas e Energia era que o horário de verão 2016/2017 mantivesse a média de redução do consumo no horário de pico em 4,5% e diminuísse em 0,5% o consumo geral de energia. O balanço final da economia durante esses meses, no entanto, só será divulgado na próxima semana. Apesar de parecer pouco, a energia que deixa de ser consumida nesse período é suficiente para atender a uma cidade como Brasília, que tem 2,8 milhões de habitantes. 

Comente agora

Mega-Sena, concurso 1.904: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 22 milhões

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/02 00:23h
Mega-Sena, concurso 1.904: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 22 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.904 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite deste sábado (18) em Lagoa da Prata (MG). Veja as dezenas sorteadas: 12 - 15 - 18 - 21 - 51 - 56. A quina teve 82 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 20.742,50. Outras 4.003 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 607. O prêmio estimado para o concurso 1.905, a ser realizado na terça-feira (21), é de R$ 22 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Comente agora

Comando da Polícia Militar processa 1.151 policiais por motim no Espírito Santo

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/02 19:08h
Comando da Polícia Militar processa 1.151 policiais por motim no Espírito Santo

A Polícia Militar capixaba divulgou nesta sexta-feira (17), em boletim interno, que 1.151 PMs serão punidos por não estarem trabalhando nas ruas durante as manifestações das mulheres na frente dos batalhões. Eles responderão judicialmente a inquéritos internos por risco à disciplina, além de dano à sociedade ou à corporação. Os agentes, cujas identidades não foram divulgadas, podem ser até expulsos se forem condenados. O total de processados por envolvimento no motim corresponde a cerca de 12% do efetivo, de 9,4 mil. Antes, a PM havia informado que 703 seriam indiciados. O Ministério Público Federal também quer responsabilizar as mulheres envolvidas no motim pelos custos com o envio de tropas federais ao Estado. (BN)

Comente agora

Horário de verão termina à 0h deste domingo

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/02 17:38h
Horário de verão termina à 0h deste domingo

O horário de verão acaba nesta madrugada, a partir das 0h deste domingo (19). Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica. Moradores das regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão e não precisam alterar o horário.

Comente agora

Barco de turismo naufraga em Fernando de Noronha

Brasil  Postado por Anacley Souza - 18/02 16:04h
Barco de turismo naufraga em Fernando de Noronha

O Alquimista era um barco de turismo tradicional na ilha (Foto: Divulgação/Facebook) A embarcação de turismo Alquimista (foto acima) naufragou neste sábado (18), em Fernando de Noronha. O mar está revolto, o barco manobrava no Porto de Santo Antônio quando entrou uma série de ondas. A turista Roberta Esteves estava fazendo um passeio de caiaque e viu o naufrágio. “Veio uma onda muito forte e o barco foi erguido, meio que voou, em seguida bateu na água e veio uma segunda onda. A embarcação caiu virada e foi afundando, eu fiquei assustada, tive medo”, contou Roberta. A maior preocupação das pessoas que estavam na região foi socorrer possíveis vítimas. “Eu saí correndo porque poderia haver algum turista a bordo, seria preciso fazer o resgate. Quando cheguei no cais tive a informação que só havia um marinheiro, o tripulante foi resgatado com vida por uma embarcação menor. O naufrágio foi muito rápido, não demorou nem cinco minutos”, falou o engenheiro de pesca, Rodolfo Aureliano de Melo. O Alquimista iria fazer um passeio exclusivo com seis visitantes de Goiânia, eles não chegaram a embarcar. “A gente iria fazer um passeio privativo e eu acabo de receber a notícia que o barco está debaixo d’água. Isso é um livramento, graças a Deus ninguém se feriu”, disse Pedro Dantas. Este é o segundo barco naufragado esta semana em Fernando de Noronha. Na quinta-feira (16) uma embarcação de pesca afundou, na Praia da Quixaba. Três pescadores estavam a bordo e tiveram ferimentos leves.

Comente agora

Internado há nove anos, homem se casa em hospital e morre seis dias depois

Brasil  Postado por Anacley Souza - 18/02 14:19h
Internado há nove anos, homem se casa em hospital e morre seis dias depois

Depois de seis dias casado, Airon Rodrigues do Nascimento, de 40 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (17). Ele estava internado há nove anos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Geral de Palmas (HGP) e no último dia 11 havia se casado em cerimônia religiosa dentro do hospital com a paciente Maria da Penha dos Santos, 50 anos. Ela trata um câncer de pele há 20 anos. Os dois já estavam juntos há 12 anos e tinham uma filha de 11 anos, que foi dama de honra. A decisão de realizar a cerimônia aconteceu após Airon revelar um sonho no qual Deus teria dito que ele morreria em breve, mas que antes precisava se casar. "Ele teve o sonho no início da semana e comunicou aos funcionários que se organizaram para fazer tudo o mais rápido possível, pois o quadro dele é gravíssimo. A qualquer momento ele pode morrer por uma parada cardíaca ou por falência dos órgãos. Além disso, o quadro depressivo dele se agravou após a sonho", contou Maria ao G1 do Tocantins. Apesar da tristeza pela morte do marido, Maria afirmou que se sente com o dever cumprido. "Acompanhei ele o tempo todo e fiz até a última vontade. É triste, mas ele estava sofrendo muito, ele estava ciente de que ia morrer em breve. Pelo menos ele foi em paz, abençoado, como queria", diz. Por conta da gravidade da doença, a cerimônia de casamento foi realizada na capela do HGP. uma equipe com médico, enfermeiro e fisioterapeuta acompanhou tudo e uma técnica de respiração mecânica e manual foi usada, já que não tinha como levar os aparelhos usado pelo paciente para o local. O corpo de Airon Nascimento foi velado em Colmeia, cidade de origem da família e o enterro foi marcado para este sábado (18).

Comente agora

Agências da Caixa têm funcionamento tranquilo e sem filas no primeiro final de semana em Salvador

Brasil  Postado por Anacley Souza - 18/02 13:22h
Agências da Caixa têm funcionamento tranquilo e sem filas no primeiro final de semana em Salvador

O primeiro dia de atendimento nas agências da Caixa no final de semana teve clima tranquilo. Na manhã deste sábado (18), poucos trabalhadores foram até as unidades para receber orientações sobre como proceder sobre o saque das contas inativas do FGTS, começará em março, além de outras pendências. Quem esteve em uma das agências da Caixa em Salvador não encontrou filas. Foi o caso da enfermeira Jeane Lima dos Santos, 43 anos. Ela acordou cedo e foi até a unidade da CEF na Pituba para ver a sua situação. "Já tinha dado uma olhada no site, tenho três contas inativas, mas quando fui consultar o pagamento só tinham duas, por isso vim na Caixa para ver o que estava acontecendo, mas já estamos resolvendo tudo", contou ela. A funcionária pública Dilma Oliveira, de 50 anos, também esteve na unidade. Ela tem duas contas inativas. uma com R$ 24 mil, e outra com R$ 400, e conta que vai usar o dinheiro para realizar o sonho da casa própria. De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, ao são 70 agências abertas hoje na Bahia. A ideia é que todo primeiro sábado de cada mês as agencias fiquem abertas para esclarecer aos trabalhadores dúvidas em relação ao pagamento das contas inativas.

Comente agora

Fazendeiro leva choque e morre ao tentar fazer imagem de gado eletrocutado

Brasil  Postado por Anacley Souza - 18/02 10:53h
Fazendeiro leva choque e morre ao tentar fazer imagem de gado eletrocutado

Um produtor rural morreu depois de receber uma descarga elétrica ao verificar um rebanho que havia morrido eletrocutado. O caso aconteceu na última quinta-feira (16), em um sítio de Santa Albertina, em São Paulo. De acordo com a polícia, o homem de 48 anos tentava tirar uma foto dos animais mortos após um fio de alta tensão ter se soltado da rede e caído no pasto. A orientação para fazer as imagens partiu da Elektro, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica da cidade. Ao se aproximar do local, ele foi atingido pela corrente elétrica e acabou morrendo. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso e investigar a distribuidora de energia por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Através de nota, Elektro informou que está apurando os fatos e vai prestar todos os esclarecimentos necessários. (Correio)

Comente agora

Conar decide suspender promoção de produtos do McDonalds por youtubers

Brasil  Postado por Anacley Souza - 18/02 07:01h
Conar decide suspender promoção de produtos do McDonalds por youtubers

O Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) determinou a suspensão de vídeos em que youtubers e blogueiros comentam e exaltam brindes do McDonalds. De acordo com a revista Veja, as ações foram alvos de queixa do Instituto Alana, de defesa da criança, feita em meados do ano passado e avaliada nesta quinta-feira (16) pelo Conar. Uma vez notificados, os youtubers e blogueiros terão de tirar do ar seus textos e vídeos. Ainda segundo a publicação, esta é a situação dos canais de Victor Soares, o Garotas Geeks e o Gameblast TV. Na ocasião em que o McLanche ofereceu brindes do universo do game Mario Bros., o blog Garotas Geek publicou um texto que terminava com a frase: “Fazendo fila no dia 7 de manhã nas lojas do McDonald’s: sim ou claro? =P”. Já no GameBlast, abrir e mostrar os brindes do McLanche Feliz é chamado de “review”, ou seja, “resenha”. Para o Alana, entretanto, uma criança não sabe diferenciar a resenha do comercial propriamente dito.

Comente agora

“Casamento é coisa de hétero, arrumem um outro nome”, pede pastor Malafaia retrucando os gays. Assista!

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/02 01:40h
“Casamento é coisa de hétero, arrumem um outro nome”, pede pastor Malafaia retrucando os gays. Assista!

O pastor Silas Malafaia, do Ministério Vitória em Cristo, usou as redes sociais para comentar uma decisão do Tribunal de Direitos Humanos de Estrasburgo, na França. Ele leu a maior parte do acórdão da decisão da maior corte do mundo sobre direitos humanos. Lembrou que essa decisão foi ignorada pela grande mídia do Brasil, que geralmente tenta esconder qualquer notícia que vai contra a agenda LGBT. A postura do pastor não é contra a união civil, algo reconhecido pelo STF desde 2013, mas pela insistência no uso do termo ‘casamento’. O líder religioso enfatizou que o tribunal, que reúne 47 juízes, um de cada país do Conselho da Europa decidiu por unanimidade que “não existe o direito ao casamento homossexual”. Isso coloca por terra o argumento recorrente usado pela militância que sua legalização seria uma questão de direitos humanos.

Assista ao vídeo abaixo: 

Comente agora

Mega-Sena pode pagar R$ 5 milhões neste sábado

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/02 00:38h
Mega-Sena pode pagar R$ 5 milhões neste sábado

O sorteio 1.904 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 35 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (18), em Lagoa da Prata (MG). De acordo com a Caixa Econômica Federal, com o valor integral do prêmio, o ganhador poderá adquirir uma frota de 54 carros tipo SUV ou 10 casas de R$ 500 mil cada. Se quiser investir na poupança, o sortudo poderá garantir uma aposentadoria de mais de R$ 33 mil por mês.

Para apostar na Mega-Sena: As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Comente agora

Consumidor será indenizado com R$ 5 mil após encontrar fezes de rato em biscoito

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/02 00:01h
Consumidor será indenizado com R$ 5 mil após encontrar fezes de rato em biscoito

Um consumidor que encontrou pelos e fezes de rato no biscoito "Presuntinho", da marca Piraquê, vai receber uma indenização de R$ 5 mil. O corpo do animal morto no pacote foi confirmado por laudo do Instituto Carlos Éboli. Segundo informações do Extra, o consumidor declarou no processo que já tinha comido alguns biscoitos do pacote contaminado e que adoeceu por conta da ingestão. Já a empresa alegou que o cliente não comprovou que a contaminação aconteceu quando o pacote ainda estava fechado e que, por isso, não havia confirmação de que a enfermidade alegada foi causada pelos biscoitos. De acordo com a relatora do processo, a desembargadora Mônica Feldman de Mattos, da 27ª Câmara Cível Tribunal de Justiça do Estado do Rio, "a simples aquisição e ingestão de produto impróprio para o consumo e potencialmente nocivo à saúde provoca sensação de repugnância, nojo, aversão e sentimentos de insegurança, vulnerabilidade, além da quebra da confiança inequivocamente depositada pelo consumidor quanto à qualidade do produto adquirido". (BN)

Comente agora

Lotomania acumula e próximo prêmio deve ser de R$ 20 milhões

Brasil  Postado por Anacley Souza - 17/02 21:13h
Lotomania acumula e próximo prêmio deve ser de R$ 20 milhões

Nenhum apostador acertou as 20 dezenas do concurso 1737 da Lotomania. Na faixa de zero acertos, também não houve vencedor. As dezenas sorteadas foram: 07, 33, 37, 38, 40, 51, 59, 60, 61, 63, 65, 67, 68, 71, 72, 74, 77, 83, 85, 93. A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 20 milhões.

Comente agora

Propagandas sexistas e misóginas podem ser proibidas no Brasil

Brasil  Postado por Anacley Souza - 17/02 18:39h
Propagandas sexistas e misóginas podem ser proibidas no Brasil

Um projeto de lei proposto pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e que está sendo analisado na Câmara vem chamando atenção. De acordo com o PL 6191/16, qualquer publicidade veiculada em meios de comunicação impressos, audiovisuais ou eletrônicos não poderá conter materiais que exponham, divulguem ou estimulem violência sexual e estupro, ou que fomentem a misoginia e o sexismo. Caso o projeto de lei seja aprovado, o infrator pode ser penalizado com advertência, suspensão de propagandas do mesmo produto ou serviço por até trinta dias e até mesmo pagar uma multa, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 200 mil. Na justificativa do projeto, Erika defende: "O papel da publicidade se mostra por vezes contraproducente, ao passo que promove a perpetuação de elementos historicamente arraigados do machismo em nossa sociedade, atuando na direção contrária à da tão almejada igualdade". Com informações do Estadão Conteúdo.

Comente agora

Perna é encontrada dentro de saco em lixão de Brasília

Brasil  Postado por Débora Ayane - 17/02 15:54h
Perna é encontrada dentro de saco em lixão de Brasília

Uma pessoa encontrou uma perna dentro de um saco, em um lixão de Brasília, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com o Correio Braziliense, a Polícia Militar esteve no local por volta das 10h30 e a 8ª Delegacia de Polícia do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) foi acionada para investigar o ocorrido. A reportagem apurou que, junto com o membro, estavam materiais cirúrgicos. Por isso, a principal suspeita é de que o destarte tenha sido feito por alguém ligado a um centro de saúde.

Comente agora

Anvisa proíbe venda, uso e divulgação de produto para tratar artrose

Brasil  Postado por Débora Ayane - 17/02 14:01h
Anvisa proíbe venda, uso e divulgação de produto para tratar artrose

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (17) como medida de interesse sanitário, a proibição da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Canela de Velho, que promete “a cura milagrosa da doença artrose”. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo a Anvisa, o produto divulgado no site não tem registro, notificação ou cadastro na agência. A empresa Mario Augusto de Souza (CNPJ: 11.659.016/0001-27) também não tem autorização de funcionamento na Anvisa. O produto contém, em sua formulação, a planta Miconia albicans desidratada e triturada e, segundo a Anvisa, não é possível esclarecer qual é a parte da planta utilizada para a confecção do chá com indicações terapêutica. A Agência Brasil fez contato com a empresa pelo número de telefone informado no site. O proprietário Mario Augusto de Souza disse que ainda não foi notificado pela Anvisa e alegou que vende a folha in natura. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora

Ministério reconhece situação de emergência em três cidades baianas

Brasil  Postado por Débora Ayane - 17/02 13:18h
Ministério reconhece situação de emergência em três cidades baianas

A situação de emergência em oito cidades brasileiras atingidas por desastres naturais foi reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional nesta sexta-feira (17). Seca e estiagem foram a causa do reconhecimento em Olho d´Água Grande, em Alagoas, e Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino e Remanso, na Bahia; chuvas intensas em Catalão, no estado de Goiás, e Francisco Morato, em São Paulo; inundações em Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso; e enxurradas em Cunhataí, em Santa Catarina. A medida, que foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17), permite que as prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações emergenciais de socorro, assistência e recuperação de áreas atingidas. A portaria tem vigência de 180 dias.(Metro1)

Comente agora

MEC paga R$ 65 mil a youtubers para falar bem da reforma

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/02 11:56h
MEC paga R$ 65 mil a youtubers para falar bem da reforma

Um vídeo no YouTube que explica "tudo que você precisa saber sobre o ensino médio" já tem mais de 1,6 milhão de visualizações. Com conclusões positivas sobre a reforma, o material tem a aparência de espontaneidade, mas trata-se de publicidade e disfarçada do Ministério da Educação (MEC). Segundo a Folha, o governo Michel Temer pagou R$ 65 mil para o canal Você Sabia falar bem da reforma. Comandado por dois jovens, o canal no YouTube conta com 7,1 milhões de assinantes. No vídeo, publicado em 31 outubro de 2016, os youtubers Lukas Marques e Daniel Molo explicam benefícios da reforma. "Com esse vídeo você aí deve estar dando pulo de alegria. Se eu tivesse que fazer o ensino médio e soubesse dessa mudança eu ficaria muito feliz", diz um deles. Nada no vídeo diz que se trata de conteúdo pago. Pelo contrário. "A gente achou o tema bastante interessante, uma galera [estava] discutindo nas redes sociais, e então falamos: deixa com nós que a gente explica direitinho", reforça um deles no final.

Comente agora

Agências da Caixa abrem neste sábado para tirar dúvidas sobre saque do FGTS

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/02 10:23h
Agências da Caixa abrem neste sábado para tirar dúvidas sobre saque do FGTS

A Caixa Econômica Federal vai abrir algumas agências selecionadas para atendimento exclusivo neste sábado (18) para retirar dúvidas sobre o saque de contas, regularizar cadastro dos trabalhadores e resolver pendências com senhas dos trabalhadores que têm direito ao benefício. A relação completa das das agências consta no site da Caixa. A Caixa também vai abrir unidades em horário especial em outras datas: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho, sempre no mesmo horário, das 9h às 15h. Confira a lista das agências em Salvador:

Comente agora

Apesar de negar habeas corpus, ministros do STF avaliam soltar Eduardo Cunha

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/02 09:16h
Apesar de negar habeas corpus, ministros do STF avaliam soltar Eduardo Cunha

Embora o plenário da Corte tenha negado o pedido de habeas corpus de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nessa quarta-feira (15), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam a possibilidade de soltar o ex-presidente da Câmara dos Deputados. As discussões são reservadas, segundo informações da Folha de S. Paulo. A mudança se deve ao fato de que a votação que ocorreu nesta semana foi baseada em argumentos processuais e não na legalidade da prisão decretada pelo juiz Sergio Moro. No recurso julgado por Edson Fachin, o novo relator declarou que o recurso utilizado pela defesa não era instrumento próprio para revogar a prisão. De acordo com a publicação, as articulações para liberar o ex-parlamentar tiveram início ainda no ano passado. Na época, Teori Zavascki, que era o relator dos casos da Operação Lava Jato, ficou incomodado com as movimentações na Segunda Turma do STF a fim de relaxar a pena de Cunha. Os magistrados desta turma no período eram Celso de Mello, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Comente agora

Suplicy e José Eduardo Cardozo depõem para Moro nesta sexta

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/02 08:13h
Suplicy e José Eduardo Cardozo depõem para Moro nesta sexta

O vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) e o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo depõem, nesta sexta-feira (17), como testemunhas em ação em que o ex-ministro Antônio Palloci é réu na Lava Jato. As audiências, que serão realizadas via videoconferêcia entre Curitiba e São Paulo, estão agendadas para às 9h30. O Ministério Público Federal (MPF) afirma que há evidências de que Palloci, que foi preso em setembro do ano passado, recebeu propina da empreiteira Odebrecht, de 2006 até o final de 2013. Ele foi denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com o G1, outras 14 pessoas são rés nesta ação, como o ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Depois de quatro meses, horário de verão termina na madrugada deste domingo

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/02 08:07h
Depois de quatro meses, horário de verão termina na madrugada deste domingo

Depois de quatro meses, o horário de verão termina na madrugada deste domingo (19). A partir da meia-noite, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser atrasados em uma hora. As regiões Norte e Nordeste não aderiram à mudança de horário em outubro. A medida tem como objetivo aproveitar melhor a luz do solar durante o verão e estimular o uso consciente da energia elétrica. O governo estima economia de R$ 147,5 milhões com o horário de verão. (BN)

Comente agora

Filho de Lobão repassou propina, diz investigação

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/02 07:13h
Filho de Lobão repassou propina, diz investigação

A Polícia Federal apertou o cerco contra o PMDB ao realizar nesta quinta-feira (16) nova fase da Lava Jato autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. A investigação apura corrupção nas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. Batizada de Leviatã, em alusão ao livro do filósofo Thomas Hobbes, a ação cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas e nos escritórios do filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA), Márcio Lobão, e do ex-senador e apadrinhado político de Jader Barbalho (PMDB-PA), Luiz Otávio Campos. A investigação que deu origem à investida de ontem teve início com a delação premiada do senador cassado Delcídio Amaral. Em seu acordo, Delcídio afirmou que 1% do valor do contrato da usina de Belo Monte ficou com o PMDB. Na colaboração, ele citou repasses também para o PT, mas a operação de ontem se concentrou em nomes ligados ao PMDB. A investigação sobre os petistas tramita na Justiça Federal no Paraná. Apesar de ser o novo relator da Lava Jato no STF desde a morte de Teori Zavascki, Fachin já era o responsável pela relatoria das investigações sobre Belo Monte - que ficaram desmembradas na Corte das demais apurações que envolviam o esquema na Petrobrás.

Comente agora

10% das pessoas que podem sacar o FGTS têm metade do dinheiro de contas inativas

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/02 06:53h
10% das pessoas que podem sacar o FGTS têm metade do dinheiro de contas inativas

Entre os 30 milhões de trabalhadores que poderão fazer o saque das contas inativas do FGTS até julho, 10% concentram metade dos R$ 43,6 bilhões disponíveis para o resgate a partir de março, segundo dados da Caixa Econômica Federal. Estes 2,8 milhões de pessoas têm a receber entre R$ 3 mil e R$ 50 mil cada uma, totalizando R$ 21,7 bilhões em suas contas do FGTS. Esse valor é sete vezes maior que os R$ 3 bilhões de saldo nas contas inativas de mais da metade (55%) dos trabalhadores – ou 16,6 milhões de pessoas – com direito a resgatar menos de R$ 500 cada um. Apenas cerca de 50 mil brasileiros – ou apenas 0,16% dos que têm direito ao resgate – poderão sacar valores acima de R$ 50 mil. Outros 16%, ou 5 milhões de pessoas, poderão sacar entre R$ 501 e R$ 1 mil, de acordo com o banco, que administra o dinheiro do fundo.

Comente agora

Madrinha de escola de samba do RS é encontrada morta em Cachoeirinha

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/02 06:52h
Madrinha de escola de samba do RS é encontrada morta em Cachoeirinha

A madrinha da bateria de uma escola de samba de Porto Alegre foi encontrada morta na noite desta quinta-feira (16) dentro de um carro em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Paola Serpa Severo pertencia à escola Imperatriz Dona Leopoldina, campeã do grupo especial da capital gaúcha em 2016. Segundo a Brigada Militar, o corpo dela foi localizado com marcas de disparos por volta das 19h30 na Avenida Obedy Cândido Vieira. "O corpo estava caído e com as portas abertas", diz o comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Luciano Moritz, que evita cogitar alguma possível motivação do crime. O caso está sendo investigado pelo delegado Newton Martins, da 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha. "A princípio ela estava sozinha no carro. Mas estamos investigando. Não descartamos nenhuma possibilidade.

Comente agora

Audiência da Comissão da Reforma Trabalhista terá ministro e presidente do TST

Brasil  Postado por Anacley Souza - 16/02 21:41h
Audiência da Comissão da Reforma Trabalhista terá ministro e presidente do TST

A primeira audiência pública para debater a proposta de reforma trabalhista na comissão especial da Câmara terá a presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra da Silva, e do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury. A audiência está marcada para esta quinta-feira (16), às 9 h. A participação do ministro e dos outros convidados foi aprovada na primeira reunião de trabalho do colegiado. Na ocasião, o relator da proposta, Rogério Marinho (PSDB-RN) propôs a realização de 11 audiências públicas para debater o Projeto de Lei (PL) 6787/16, do Executivo. “Devemos ouvir as primeiras impressões por parte dos respectivos chefes do TST e do Ministério Público do Trabalho quanto ao que foi proposto, uma vez que o posicionamento dessas instituições será de fundamental importância no decorrer do trabalho desta comissão”, disse Marinho.

Reforma da Previdência – Já a comissão especial que analisa a proposta de Reforma da Previdência deverá reunir-se às 10h desta quinta-feira para eleger os três vice-presidentes e também para discutir o roteiro de trabalho apresentado pelo relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA).

Comente agora

Após orçamento de R$ 2 mil, empresário encontra oficina ‘honesta’: “Era apenas um fio desplugado”

Brasil  Postado por Anacley Souza - 16/02 21:19h
Após orçamento de R$ 2 mil, empresário encontra oficina ‘honesta’: “Era apenas um fio desplugado”

O empresário Omar Monteiro Junior, do Rio de Janeiro, fez um post na página dele no Facebook, que viralizou em menos de 24 horas. Ele escreveu que o ar condicionado do carro dele parou de funcionar e ele foi a duas oficinas em Vila Isabel, na Zona Norte, para fazer orçamento. Em uma delas, o mecânico cobrou R$ 200,00 pela bobina do compressor, alegando que a peça estava com defeito. Em outra, o funcionário constatou o mesmo problema, mas pediu para Omar deixar o veículo no conserto para fazer a troca da bobina, já que, segundo o próprio mecânico, provavelmente a peça queimaria de novo. O valor do serviço seria de R$ 2.000,00. À procura de um preço melhor, Omar decidiu parar em uma terceira oficina, localizada na Rua Dona Zumira, no Maracanã, também na Zona Norte. O local é gerenciado por um casal de idosos, a Dona Margarida e o Sr. Jorge. Após verificar o que estava acontecendo com o ar condicionado, Omar ficou surpreso: era apenas um cabo do ar condicionado que estava desplugado. O empresário então decidiu escrever um texto e postar em sua página no Facebook para alertar aos amigos e divulgar o endereço da oficina 'honesta': "O post foi feito de forma totalmente despretenciosa. Eu queria mesmo mostrar somente para alguns amigos que é muito raro você ter um bom serviço de mecânica. E, talvez, este tenha sido o sucesso do post: Acho que todo brasileiro já foi lesado por algum serviço de mecânico. Isso é muito presente na nossa vida". Até a publicação desta reportagem, o post de Omar já tinha mais de 115 mil curtidas e 73 mil compartilhamentos. Ele também criou uma página para a oficina do casal, que já estava com mais 5 mil curtidas.

Comente agora

Ônibus de acidente com 8 mortes não tinha autorização para transporte

Brasil  Postado por Anacley Souza - 16/02 21:02h
Ônibus de acidente com 8 mortes não tinha autorização para transporte

O ônibus de estudantes envolvido no acidente com outro coletivo que deixou oito pessoas mortas e 46 feridas, nesta quinta-feira, 16, em Teodoro Sampaio, não tinha autorização para transportar passageiros. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o ônibus que levava estudantes possuía autorização apenas para prestar serviços na modalidade de fretamento, que não inclui o transporte regular de alunos. Segundo a Artesp, o veículo está registrado em nome da empresa Clauric Transporte Ltda, que foi notificada pela fiscalização pelo uso irregular. Já a Clauric informou que o ônibus não faz parte da frota da empresa, tendo sido vendido há oito meses. Segundo a empresa, o departamento jurídico foi acionado para verificar por que razão o veículo continua registrado em seu nome na Artesp. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o outro veículo que levava passageiros (sacoleiros) de Foz de Iguaçu, no Paraná, para Iturama, em Minas Gerais, possuía autorização para a viagem.

Comente agora

Quina acumula e prêmio pode chegar a R$ 3,5 milhão

Brasil  Postado por Anacley Souza - 16/02 20:45h
Quina acumula e prêmio pode chegar a R$ 3,5 milhão

Nenhum apostador acertou as cinco dezenas do concurso 4313 da Quina, sorteadas nesta quinta-feira (16) em Lagoa da Prata (MG). De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio para o próximo concurso deve ser de R$ 3,5 milhão. A quadra teve 54 acertadores, que ganharão o prêmio individual de R$ 7.849,29. No terno, houve 4.826 ganhadores, que receberão cada um R$ 132,07. Outros 129.649 ganharão R$ 2,70 por terem acertado duas dezenas. Os números sorteados foram: 20, 24, 44, 49 e 70.

Comente agora

Post racista é denunciado ao MP por definir 'preto raiz' e 'preto nutella'

Brasil  Postado por Débora Ayane - 16/02 17:25h
Post racista é denunciado ao MP por definir 'preto raiz' e 'preto nutella'

A organização Safernet, que monitora crimes e violações dos direitos humanos na internet, denunciou nesta quinta-feira (16), ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP), uma publicação racista, postada na última terça (14), onde pessoas são definidas como "preto raiz" e "preto nutella". O post foi publicado em um grupo fechado do Facebook e se espalhou nas redes, causando a indignação de internautas. A publicação utiliza uma brincadeira que viralizou nas redes sociais, que compara pessoas, objetos e situações à moda antiga, ou seja "de raiz", a uma versão moderna, definida como "Nutella". De acordo com o post, o "preto raiz" seria 'analfabeto', 'usaria corrente' e 'obedeceria ordens do senhor de escravos'. Já o 'nutella' 'usaria turbante', 'questionaria autoridade' e "tem cota para estudar".

A publicação já foi apagada do grupo "Vamos falar de cotidiano, história e filosofia", onde teria sido publicada. Contudo, a imagem continuou a circular nas redes. Ao portal o Globo, o diretor-presidente da Safernet, Thiago Tavares, disse que a organização já sabe da publicação racista. "Recebemos uma denuncia contra essa publicação e do perfil do suposto autor. Os links desses perfis já estão sob analise do MP-SP". A Safernet e o Ministério Público Federal fazem uma parceria para prevenir e combater a pornografia infantil, a prática de racismo, homofobia, e outras formas de discriminação feitas na internet.(Metro1)

Comente agora

Bebê vítima de ritual com agulhas tem alta após 2 meses internado no Mato Grosso

Brasil  Postado por Débora Ayane - 16/02 15:11h
Bebê vítima de ritual com agulhas tem alta após 2 meses internado no Mato Grosso

A bebê de 4 meses, vítima de maus-tratos durante um ritual religioso autorizado pelos pais, teve alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica da Santa Casa de Rondonópolis, a 218 km da capital. A informação foi divulgada pelo hospital nesta quinta-feira (16). De acordo com o Conselho Tutelar, a menina está sob os cuidados da avó materna, que tem a guarda da criança. O bebê estava internado desde o dia 13 de dezembro de 2016.A menina, na época com três meses de vida, teve três agulhas de metal introduzidas na cabeça e uma quarta agulha colocada no abdômen durante o ritual na cidade de São Pedro da Cipa, a 149 km de Cuiabá.A criança saiu do hospital ainda com duas agulhas na cabeça e parte de uma agulha no abdômen. A Santa Casa ainda não divulgou detalhes sobre o estado de saúde da criança nas condições de receber a alta e nem como será o acompanhamento dela nos próximos meses.

O caso

Comente agora

Veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet

Brasil  Postado por Débora Ayane - 16/02 14:00h
Veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet

Para conseguir consultar o saldo das contas do FGTS, o trabalhador precisa ter em mãos o seu Número de Identificação Social (NIS), também chamado de PIS/PASEP ou NIT. Este número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho.O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso as variadas nomenclaturas.O PIS é gerado no primeiro emprego da pessoa. Já o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Este único número serve para fazer várias consultas:

Comente agora

Temer sanciona lei que estabelece a reforma do ensino médio

Brasil  Postado por Willyam Reis - 16/02 12:01h
Temer sanciona lei que estabelece a reforma do ensino médio

O presidente Michel Temer sancionou hoje (16), em cerimônia no Palácio do Planalto, a reforma do ensino médio. Durante o evento, o presidente disse que, a exemplo das outras reformas, a reformulação do ensino médio só foi possível graças à ousadia do governo, no sentido de encarar a polêmica que cerca os temas relevantes para o país. Segundo ele, a sanção da MP representa um “momento revelador de nosso governo com ousadias responsáveis e necessárias para que o país possa crescer e prosperar”. Temer acrescentou que as discussões em torno da matéria acabaram por aperfeiçoá-la. “Temos enviado propostas que geram saudável polêmica. A polêmica, crítica portanto, gera aperfeiçoamento. Certa e seguramente, algumas modificações feitas pelo Congresso Nacional foram feitas pela sociedade. Acabou, então, saindo uma coisa consensual”, disse o presidente . “Estamos ousando. Quem ousaria fazer um teto para os gastos públicos? Seria muito fácil o presidente chegar e gastar à vontade sem se preocupar com as reformas fundamentais, ou seja com o país no futuro. Não estamos fazendo isso. Propor o teto foi uma ousadia muito bem sucedida. Agora a do ensino médio”, acrescentou.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com