As comentadas


Boa noite , Terça-feira, 21/10/2014









Enquete



Reflita

Blog

Brasil

20
Out
Bolsa Família convoca beneficiário para atualizar cadastro
Postado por: Anacley Souza / 18:02h

Beneficiários do programa Bolsa Família têm até o dia 12 de dezembro para fazerem a atualização cadastral obrigatória. As famílias que ainda não compareceram para a revisão cadastral estão recebendo as cartas, distribuídas via Correios, nos endereços informados no cadastro. Para fazer a atualização, os beneficiários devem comparecer a um dos postos de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O responsável legal deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Comprovante de residência (pode ser recibo de água, luz, telefone, ou correspondência recebida pelo correio); Já as demais pessoas da casa devem apresentar Carteira de identidade e Título de eleitor para maiores de 18 anos; Carteira de identidade e/ou certidão de nascimento e atestado de frequência escolar para menores de 18 anos; Carteira de Trabalho (para todos os maiores que possuam). Em caso de falecimento de algum dos dependentes, levar certidão de óbito. Para os menores de até 6 anos: Cartão de vacinação atualizado.

Comente agora
20
Out
Horário de votação na Bahia não sofrerá alteração no 2º turno
Postado por: Anacley Souza / 17:06h

No domingo (26), data marcada para a realização do 2º turno das Eleições 2014, os eleitores baianos deverão comparecer aos locais de votação entre 8h e 17h, hora local. A Bahia não entrou em horário de verão, que iniciou à meia noite de sábado (18) para domingo (19). Como os relógios estarão adiantados nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, a divulgação dos resultados da apuração dos votos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só poderá ser feita a partir das 19h, horário local. Isso ocorrerá por conta do horário do Acre, cuja diferença será de 3 horas a menos que a Capital Federal. O TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) esclarece que nenhum serviço eleitoral será prejudicado devido à mudança. A não adesão da Bahia foi comunicada ao TRE-BA pela Governadoria do Estado, para que fossem providenciados ajustes na configuração de sistemas eleitorais, caso fossem necessários.

Comente agora
20
Out
TSE corta tempo de propagandas de Aécio na TV e de Dilma no rádio
Postado por: Anacley Souza / 16:52h

O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu neste domingo (19) reduzir o tempo de propaganda eleitoral gratuita do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, e da candidata do PT, Dilma Rousseff, em punição por terem utilizado o horário eleitoral gratuito para fazer "ataques" um ao outro. A decisão atende a uma mudança de entendimento do TSE, fixada na semana passada, em que tribunal estabeleceu que o programa eleitoral em cadeia de rádio e TV deve ser utilizado para debater ideias e apresentar propostas. Em liminar (decisão provisória) assinada neste domingo (19), Admar Gonzaga mandou cortar 2 minutos e 30 segundos no próximo bloco de inserções televisivas da coligação de Aécio Neves. De acordo com o ministro, as inserções (propagandas curtas na TV) veiculadas pela campanha do tucano no dia 18 de outubro atribuem a Dilma Rousseff a prática de "condutas ilícitas". A peça publicitária fala das denúncias de corrupção na Petrobras e questiona a conduta da presidente no episódio. "Por que a Dilma não explica o motivo de não ter feito nada contra a corrupção da Petrobras? Dilma, o Brasil quer saber a verdade", diz a narradora. Para Admar Gonzaça, a propaganda não se adéqua à nova jurisprudência do Supremo, de que o horário gratuito não pode ser usado para ataques ao adversário. "À luz dos novos parâmetros hermenêuticos, entendo que a propaganda eleitoral combatida apresenta excessos ao imputar condutas imorais e ilícitas aos representados, de forma a macular a imagem destes perante o eleitorado", diz o ministro, que também determinou a suspensão da propaganda.

Comente agora
20
Out
Policiais federais entram em greve de 72 horas nesta quinta-feira (23)
Postado por: Anacley Souza / 14:50h

Policiais federais em todo o País farão uma greve de 72 horas, com paralisação de suas atividades, entre os dias 23 e 25, informa a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) em nota distribuída à imprensa. O movimento será iniciado no final desta terça-feira, dia 22, com atos públicos de protesto em frente às unidades da PF. Os policiais federais reclamam que o governo federal não cumpriu o acordo assinado no final da greve de 2012, que inclui a modernização da carreira na PF e o reconhecimento das atividades realizadas por todos servidores, ainda regidos por leis da época da ditadura militar. “O estopim da greve é a recente Medida Provisória 657, que atropelou o longo período de negociações entre a Fenapef e o governo, ignorou as dezenas de propostas de modernização e beneficiou somente o cargo de delegado, criando uma espécie de concurso para chefe no serviço público federal”, diz a nota. “Nos corredores da PF, a Medida Provisória é chamada de ‘MP da Chantagem’. O motivo é a sua publicação na semana em que ocorreram os vazamentos do escândalo da Petrobras. A MP não reconhece os demais policiais, investigadores ou peritos, como autoridades competentes”, acrescenta. Conforme o presidente da Fenapef, Jones Borges Leal, afirma na nota, a MP 657, em vez de reconhecer os avanços da PF dos últimos anos, volta no tempo para criar um cargo político dentro da polícia, tornando o órgão mais dividido e burocrático. “Estão recriando a polícia fascista da ditadura militar, que não funciona, mas é fácil de controlar pelas indicações dos cargos de chefia”, diz. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
20
Out
Protesto a favor da preservação do São Francisco reúne cinco mil
Postado por: Anacley Souza / 14:38h

Mais de cinco mil moradores da região do médio São Francisco participaram de uma manifestação nesta sexta-feira (17), no município de Bom Jesus da Lapa, em defesa da preservação do rio. Ao chegar à ponte do rio, os manifestantes despejaram água, levada em vasilhas, no leito do rio para simbolizar o desejo de ver o rio cheio novamente. O ato foi promovido por diversas entidades ligas à Articulação Popular São Francisco Vivo (SFVivo). Em comunicado à imprensa, a assessoria de comunicação da entidade argumentou que a largura média do Velho Chico diminuiu de 600 para 150 metros. De acordo com Samuel Britto, da SFVivo, o objetivo das manifestações é “sensibilizar os brasileiros para a necessidade de medidas urgentes que contenham sua devastação total do Rio”, disse. A associação pediu ao Ministério Público Federal uma moratória para a suspensão de novos licenciamentos para uso do rio.

Comente agora
20
Out
Garoto que fez primeiro transplante de pele na Bahia procura moradia
Postado por: Anacley Souza / 13:09h

O menino que fez a primeira cirurgia de transplante de pele na Bahia ainda procura moradia. Jeferson Borges, de 12 anos, precisa de cuidados específicos, como curativos e banhos especiais (com ajuda de anestesista por conta da dor) a cada três dias. Como não dispõe de condições financeiras para arcar com os procedimentos, o adolescente permanece internado no Hospital Professor Edgard Santos (Hupes), o Hospital das Clínicas. O menino e a mãe, Adriana Borges, acham inadequado voltar para casa do pai em Conceição do Coité, na região sisaleira, ou para casa da mãe em Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele está na unidade há três meses e um mês e meio após a cirurgia. Antes, ele ficou 11 meses no Hospital Geral do Estado (HGE), referência em queimados na Bahia. De acordo com reportagem de A Tarde, no estado, o sistema de transplante de pele ainda é limitado. Um projeto de banco de peles da Secretaria de Saúde (Sesab) ainda está em fase de elaboração, sem data para ser colocado em prática. Para o transplante de Jeferson foi necessária uma doação do banco de pele de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. (Bahia Notícias)

Comente agora
20
Out
Imbassahy quer investigação sobre pagamento de 1 bi a mais por gás boliviano
Postado por: Letícia Oliveira / 12:37h

Após a divulgação de que a Petrobras pagou cerca de R$ 1 bilhão a mais pelo gás fornecido ao Brasil pela Bolívia, o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), decidiu entrar com representação junto ao Ministério Público solicitando a investigação dos possíveis crimes contra a Administração Pública, improbidade e violação dos direitos dos sócios minoritários da estatal, além de requerimento de informações para saber do Ministério de Minas e Energia como se deu o acordo e quem o autorizou. O pedido do líder tucano à Procuradoria da República visa proteger os sócios minoritários da estatal, pois a dilapidação do patrimônio da Petrobrás repercute também no patrimônio deles – já seriamente afetados quando da expropriação de instalações da Petrobrás na Bolívia por Evo Morales, em um prejuízo estimado em mais de US$ 250 milhões. “Esse tipo de procedimento causa repulsa ao cidadão brasileiro, já indignado porque o Governo do PT nada fez quando a Petrobras perdeu seus investimentos na Bolívia. E agora não existe justificativa no mundo que explique o pagamento de gás já entregue pela Bolívia ao Brasil.

Comente agora
20
Out
Ministério autoriza pagamento do Garantia-Safra a agricultores
Postado por: Letícia Oliveira / 12:15h

Agricultores dos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Piauí, prejudicados pela seca este ano e em 2013, começarão a receber o benefício Garantia-Safra a partir deste mês, conforme calendário de pagamento de benefícios socais da Caixa Econômica Federal. Portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, autoriza o pagamento do Garantia-Safra aos agricultores de municípios dos seis estados que aderiram ao programa. Criado em 2002, o Garantia-Safra visa a garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos à perda de safra em razão da estiagem ou excesso chuvas. Os municípios estão situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Agricultores de municípios do Espírito Santo também serão beneficiados. (Agência Brasil)

Comente agora
20
Out
Governo atrasa 9 de 11 obras prioritárias do PAC
Postado por: Letícia Oliveira / 09:36h

Os compromissos do governo para este último trimestre de mandato deveriam incluir a inauguração de 11 obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Essa foi a meta estabelecida pela presidente Dilma Rousseff no início de 2011, quando assumiu o governo e apresentou seu primeiro balanço do PAC. Quase quatro anos depois, apenas dois empreendimentos previstos para ser concluídos entre outubro e dezembro de 2014 terão, de fato, obras entregues dentro do prazo: as hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Ferreira Gomes, ambas construídas no Amapá. A primeira iniciou suas operações neste mês e a segunda deve ligar suas turbinas até dezembro. Entre as nove obras que tiveram suas conclusões adiadas estão alguns dos mais caros e emblemáticos projetos do governo, como a transposição do rio São Francisco e a refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, em construção em Pernambuco. Esses empreendimentos já sofriam, na realidade, com frustrações de prazos acumuladas durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além do atraso, o estouro nos prazos dos cronogramas veio acompanhada de um aumento de 46% nos custos. As 11 obras, que no início de 2011 somavam investimentos de R$ 37,6 bilhões, chegam agora a R$ 54,9 bilhões – um gasto adicional de R$ 17,3 bilhões. Os projetos de saneamento básico tocados na região Nordeste do País lideram a lista dos empreendimentos problemáticos. O eixo leste da transposição do São Francisco, canal de 220 quilômetros que corta a região de Pernambuco e Paraíba, teve as suas obras iniciadas em 2007. Lula pretendia inaugurá-lo no último semestre do seu governo, em 2010. Mas foi obrigado a deixar a missão para Dilma. Quando assumiu o governo, a presidente reprogramou a data para 19 de dezembro deste ano. Agora, a previsão mais otimista para o São Francisco é verter água no agreste pernambucano em 31 de dezembro de 2015. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão argumenta que o projeto foi alvo de rescisões e renegociações de contratos, o que exigiu a realização de novas licitações para tocar a construção.

Comente agora
20
Out
Citada por delator, Gleisi se diz vítima de ‘denuncismo’
Postado por: Letícia Oliveira / 09:12h

A senadora e ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, negou neste domingo, 19, mais uma vez, ter recebido doação do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef. Em nota, ela informou que estuda processar Costa, Youssef e o jornal O Estado de S. Paulo. Segundo reportagem publicada no domingo pelo Estado, Costa afirmou ao Ministério Público Federal que, em 2010, o esquema na Petrobras repassou R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi ao Senado. Na nota oficial divulgada ontem, a senadora petista disse que, a poucos dias da eleição, é “vítima pelo cargo que ocupou, deste leviano denuncismo dos dois réus confessos”. A oposição informou ontem que quer ouvir Gleisi na CPI mista da Petrobras a respeito das suspeitas levantadas. Questionada ontem sobre o assunto durante entrevista, Dilma evitou responder diretamente sobre a acusação do ex-diretor da Petrobras envolvendo sua ex-chefe da Casa Civil.

Comente agora
20
Out
Presos mantém agentes reféns em presídio no Paraná
Postado por: Samile Macêdo / 08:20h

Presos em rebelião na Penitenciária Estadual de Maringá, norte do Paraná, mantém dois agentes penitenciários reféns desde o fim da tarde deste domingo (19). A polícia retomou as negociações com os detentos na manhã desta segunda (20). Conforme a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), os detentos exigem transferência de 20 prisioneiros: 8 para a Região Metropolitana de Curitiba, 8 para Londrina e mais 4 para Foz do Iguaçu. A Polícia Militar (PM) e o Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná (DEPEN) atuam nas negociações. Não há informações sobre feridos. (BN)

Comente agora
20
Out
Mulheres criam página na internet para denunciar mortes em hospital do Rio de Janeiro
Postado por: Letícia Oliveira / 07:25h
  1. Evelin ainda ficou sozinha várias horas sem saber o que havia acontecido, e o motivo do óbito foi informado apenas quando um primo que é enfermeiro foi ao local. “O que espero com essa página é que isso não venha a acontecer com outras mães, pois nunca esquecerei o que ocorreu. Já tenho duas filhas, mas nenhum filho substitui o outro. A dor da perda é horrível”, disse. Em outra página de rede social, Samanta dos Santos relata a noite em que a sobrinha Juliana, de 16 anos, com sete meses de gestação, procurou a maternidade em 17 de setembro. A tia conta que a menina ficou horas na sala de pré-parto. “Mesmo com toda a documentação em mãos e minha irmã bradando que a filha estava perdendo água de parto escura, ela foi deixada em uma cama na sala de espera”, diz a tia, ao afirmar que enfermeiras chegaram a trocar insultos com a mãe da menina. O bebê, Kayke, nasceu com vida, e Juliana teve alta dois dias depois. No dia 21 de setembro, no entanto, a mãe teve convulsão e voltou à maternidade, onde a deixaram no soro durante 24 horas antes de perceberem que havia algo de errado. “Ao abrirem Juliana, retiraram litros de pus, identificaram que um ovário e uma trompa estavam em estado de necrose. Retiraram os órgãos e fecharam minha sobrinha. Começou ali uma longa batalha entre viver e morrer ao 16 anos”, narra a tia.
Comente agora
19
Out
Bizarro: Ladrões roubam cofre de empresa de Maringá e fogem de carroça; assista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:28h

Um roubo inusitado ocorreu em Maringá, no norte do Paraná, na quinta-feira (16). Três homens invadiram uma empresa que produz marmitex e levaram um cofre. Para fugir, os ladrões contaram com a ajuda de uma carroça e um cavalo. Toda ação foi registrada por câmeras de segurança. Nesta sexta-feira (17), os três suspeitos ainda não haviam sido localizados. As imagens mostram quando os homens armados entram na empresa, rendem e trancam uma funcionária em uma sala. Logo em seguida, aparece o cavalo e a carroça entrando na empresa. Dois dos ladrões colocam o cofre na carroça e fogem. Segundo a Polícia Militar (PM) o cofre foi achado em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá. Já a Polícia Civil informou que aproximadamente R$ 40 mil foram roubados. “Nós não aconselhamos as pessoas a deixarem qualquer quantia em dinheiro dentro de casa ou empresa, mesmo que tenha cofre”, detalha o delegado Laércio Cardoso Fahur. “Como a quantia era grande, estamos investigando se houve vazamento de informação, se a pessoa conhecia o funcionamento da empresa ou se eles invadiram a empresa aleatoriamente”, acrescenta o delegado. (G1)

Comente agora
19
Out
Moradores relatam falta de água em 81 bairros de Belo Horizonte
Postado por: Samile Macêdo / 21:10h

Os moradores de 81 bairros em todas as regiões de Belo Horizonte relataram ao jornal O TEMPO problema de abastecimento de água pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ocorrido, pelo menos, nos últimos 10 dias. A apuração contou com a participação de cerca de 300 leitores que entraram em contato com o jornal pelo portal, pelas redes sociais e também através de telefonemas feitos na redação para confirmação dos casos. Diante do quadro apresentado, a Copasa afirmou em nota oficial que “no momento, não há risco de desabastecimento em BH”. Segundo a empresa, a “intermitência” de água nos bairros da capital ainda é “reflexo da interrupção do principal sistema de abastecimento de água ocorrido no dia 8 de outubro, provocada por vandalismo nos cabos de alta tensão”. Nessa nota, porém, a Copasa reconhece que “devido à estiagem, ao calor intenso e ao alto consumo de água, os reservatórios que abastecem as partes altas desses bairros baixaram de nível e estão demorando a recuperar, causando intermitência no abastecimento”. Da mesma forma, lançou uma campanha de conscientização nesta quinta dizendo que para evitar um racionamento, a população da capital deve economizar o recurso. No entanto, em alguns bairros, a situação tem se prolongado.

Comente agora
19
Out
Datafolha e Ibope divulgam pesquisa nesta semana
Postado por: Anacley Souza / 15:11h

Novas pesquisas sobre a corrida presidencial serão divulgadas nesta semana. A primeira é o Datafolha, que está em campo desde o dia 17 e deve divulgar os números na quarta-feira (22). O levantamento pretende ouvir 9.978 pessoas. Contratada pela Folha de S. Paulo, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01162/2014. Contratado pela TV Globo, o Ibope começou a pesquisa de campo ontem e deve divulgar o resultado na quinta-feira (23). Serão ouvidas 3.010 pessoas. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-01168/2014. O custo da pesquisa é R$ 255.855,00. (Bocão News)

Comente agora
19
Out
Eleição presidencial afetará cenário da política na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 11:12h

A vitória de Aécio Neves (PSDB) ou Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições não decidirá apenas o comando do país pelos próximos quatro anos, como influenciará no cenário político baiano e no futuro dos principais líderes locais. Principal cabo eleitoral de Aécio na Bahia, o prefeito de Salvador, ACM Neto, se reafirmaria como a estrela maior do DEM na Bahia, em caso de vitória do tucano, segundo o cientista político Joviniano Neto. "Isso permitiria ainda um alento à sobrevivência do DEM a nível nacional", diz Joviniano. Neto já foi apontado várias vezes pelo presidente do DEM, o senador Agripino Maia, como uma das apostas nacionais do partido. Em eventos de campanha nesta eleição, Agripino já afirmou que Neto "vai longe". Com Aécio eleito, a Bahia teria duas estruturas ou polos de poder, nas palavras de Joviniano. "A oposição (ao governo petista de Rui Costa) se articularia diretamente com o governo federal, havendo possibilidade de duas estruturas de poder: o governo estadual e a oposição, que poderia criar uma estrutura de poder através dos cargos federais na Bahia e do seu acesso melhor ao governo federal", aponta Joviniano. A reeleição da presidente Dilma Rousseff, por sua vez, fortaleceria o governo Rui Costa, que se articularia com maior facilidade com o governo federal, segundo o cientista político.

Comente agora
19
Out
Vereador suspeito de fraudar diário oficial deixa a prisão no Paraná
Postado por: Anacley Souza / 08:43h

O vereador de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, José Augusto Liberato (Solidariedade), que foi preso na quinta-feira (16) pela suspeita de ter falsificado o Diário Oficial da cidade para criar duas vagas de parlamentares, foi solto por volta das 23h30 de sexta-feira (17). Ele estava na sede da Polícia Federal (PF) e teve um pedido de habeas corpus aceito pela Justiça, conforme a PF. Segundo a polícia, uma das vagas criada por Liberato foi usada por ele próprio que, desde 2012, ocupa o cargo. Na verdade, ele não foi eleito, ficou apenas como suplente. Ainda conforme a PF, o vereador falsificou uma emenda à Lei Orgânica, abrindo os novos postos. O texto foi publicado em um Diário Oficial de junho de 2012. Para os policiais, essa é a principal prova da fraude. Para conseguir a legitimidade, ele publicou no jornal um projeto de lei que permitia a criação das novas vagas. O texto, porém, nunca foi à votação. Ao ser preso, Liberato não comentou o esquema, mas levantou a hipótese de outras fraudes na cidade. “Só [quero] que se fiscalize o meu município de Itaperuçu, se fiscalize os diários secretos de Itaperuçu, quem tem acesso a esses diários e o que acontece no nosso município”, disse. Liberato recebia mensalmente um salário de R$ 4.460,00. O advogado que representa o vereador, Gustavo Swain Kfouri, disse  que as informações da PF estão "equivocadas" e que não há provas suficientes de que Liberato tenha cometido a fraude. "A justiça foi feita com a libertação dele. Meu cliente não teria meios de cometer o ato que alegam que ele tenha cometido", defendeu o advogado. (Globo)

Comente agora
19
Out
Horário de verão muda serviços e horários de voos na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 08:13h

Apesar de a Bahia não ter aderido ao horário de verão que começou ás 0h deste domingo (19), o funcionamento de alguns serviços mudam no estado. No interior, os bancos vão antecipar o horário de funcionamento em uma hora, abrindo das 9h às 15h. Em Salvador e nos municípios da região metropolitana o horário das agências continua normal. Nas lotéricas, as apostas só serão aceitas até 18h. Quem fizer concurso ou prova nacional tem que seguir o horário de Brasília. É preciso ficar atento também aos horários das viagens. Os voos que saem e chegam ao aeroporto de Salvador são antecipados em uma hora. Os passageiros devem procurar se informar junto às empresas aéreas caso existam dúvidas com relação à programação dos voos. (Bahia Notícias)

Comente agora
19
Out
Horário de verão começou para dez estados e no Distrito Federal
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 02:58h

O horário de verão começa a partir da meia-noite deste sábado (18) e os brasileiros precisam ficar atentos no que muda na nova rotina, que vai até o dia 22 de fevereiro de 2015. A 39ª edição do horário de verão terá duração de 126 dias. À 0h (meia-noite) deste sábado para domingo, os moradores de dez estados, além do Distrito Federal, adiantaram os relógios em uma hora. Concursos públicos, bancos, eleições e aeroportos são cenários de possíveis prejuízos caso o horário não seja respeitado, mas nem tudo é afetado com a programação que antecipa em uma hora na maioria das regiões do Brasil. A mudança é estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições das cidades da Bahia não necessitam adiantar os relógios, ou seja, continuam no horário tradicional (10h às 16h). 

Aeroportos: Quanto aos voos nos aeroportos brasileiros, as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste irão adiantar uma hora nos relógios, mas as regiões Norte e Nordeste continuarão como estão. Portanto, se o seu voo parte do Recife ou de qualquer outro estado do Nordeste, o horário do seu e-ticket ou do bilhete de voo estão corretos, sem precisar se antecipar para voar. A Infraero ressalta que o horário de partida é a hora local, de onde parte o voo, ou seja, não adianta querer viajar da Bahia no horário de Brasília. 

A Eleição:

Comente agora
18
Out
Em meio a crise, presidente da Sabesp pede para sair
Postado por: Anacley Souza / 16:55h

Dilma Pena, presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), responsável por fornecer água e captar esgoto, disse ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) que quer deixar o cargo. Auxiliar próximo ao governador disse: "Ela já perdeu o comando completamente". O Palácio dos Bandeirantes considerou "catastrófico" o depoimento de Pena na Câmara da cidade de São Paulo, na qual havia dito que se não chovesse até novembro a água acabaria. Porém, muitos consideram que seria ruim ela sair no auge da crise. Alckmin pediu que ela fique até dezembro. (Folha de S. Paulo)

Comente agora
18
Out
Nota dos Correios desmente uso político da empresa
Postado por: Anacley Souza / 15:32h

Os Correios divulgaram hoje (18) nota rebatendo matéria publicada no site da revista isto É Dinheiro, acusando a empresa de ser aparelhada e utilizada como moeda política para favorecer aliados do governo. A matéria, publicada na sexta-feira (17), afirma que a maioria dos chefes de departamento da empresa ocupa a função por indicação política. Também acusa a estatal de ser utilizada como moeda de negociação política. A nota informa que “todos os diretores regionais dos Correios são funcionários de carreira da empresa, muitos deles com mais de 30 anos de serviço”. O texto ressalta que, diferentemente do que afirmou a matéria, “os chefes de departamento dos Correios também são funcionários efetivos de longa data e carreira.” A matéria revela que a estatal alterou seu regulamento para permitir a nomeação de funcionários fora da carreira. Conforme a nota, a alteração, ocorrida em 2011, foi apara adequar o regulamento da empresa a outros órgãos públicos, possibilitando receber servidores concursados. “A alteração equiparou os Correios a outros órgãos da administração pública, onde a cessão de funcionários é normal. Atualmente, os Correios cedem 360 empregados para outros órgãos e contam com apenas 21 servidores cedidos de outros órgãos”, assinala a nota. (Agência EBC)

Comente agora
18
Out
Ovnis teriam passado pelo Brasil, segundo relatos da FAB
Postado por: Anacley Souza / 14:11h

Documentos oficiais que comprovariam a presença de objetos voadores não identificados (Ovnis) na Terra foram apresentados neste sábado, 18, durante o I Encontro de Ufologia Avançada da Bahia, no Hotel Golden Park, na Pituba, em Salvador. Os registros, disponibilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) aos organizadores do evento, mostram informações sobre o tamanho, forma e velocidade dos Ovnis, além de relatos de militares que perseguiram e foram perseguidos pelos objetos. Promovido pela Revista UFO, Centro de Estudos Exobiológicos Asthar Sheran (CEEAS) e Universidade Livre de Educação Cósmica (Unikósmica), o evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas. O encontro teve como objetivo trazer à tona o debate sobre a existência de vida fora da Terra. Segundo o ufólogo e co-editor da Revista UFO, Marco Antônio Petit, um dos principais eventos registrados é a chamada "noite oficial dos Ovnis no Brasil", no dia 19 de maio de 1986. Neste dia, 21 objetos foram detectados pela FAB. "Há relatos dos militares, com detalhes sobre a velocidade, trajetória. O ministro da Aeronáutica da época (Octávio Moreira Lima) chegou a declarar que a tecnologia era tão avançada que parecia magia", conta Petit. Segundo Petit, as aparições de Ovnis são frequentes.

Comente agora
18
Out
Ministério Público Federal recomenda sigilo dos dados de suspeitos de ebola
Postado por: Samile Macêdo / 11:28h

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) recomendou à Polícia Federal (PF) e à Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, nessa sexta-feira (17.10), que sejam mantidos em sigilo os dados pessoais de possíveis suspeitos de infecção pelo vírus ebola no Brasil. O MPF/DF solicitou às instituições que adotem providências para assegurar a confidencialidade, além de pedir ao Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro, ao Ministério Público do Estado do Paraná no Município de Cascavel e ao Conselho Federal de Medicina (CFM) que apurem o vazamento de informações do primeiro paciente com suspeita de infecção pelo vírus.De acordo com o Ministério Público Federal no Distrito Federal, a quebra do segredo de identidade do paciente vindo da Guiné provocou manifestações racistas e xenófobas contra ele.

Comente agora
18
Out
Brasil doará R$13,5 milhões em alimentos e kits para países afetados por ebola
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:46h

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta semana que o governo brasileiro irá enviar ajuda humanitária de R$13,5 milhões em alimentos para países afetados pela epidemia de ebola. A ajuda, que será feita através do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (ONU), será destinada à Guiné, Serra Leoa e Libéria, com o envio de 6,4 mil toneladas de arroz, 4,6 mil toneladas de feijão e, ainda, 10 kits de medicamentos e insumos que poderão atender cinco mil pessoas durante três meses.  O governo já havia enviado cinco kits para Serra Leoa e Libéria e quatro para a Guiné, além da doação de R$1 milhão à Organização Mundial da Saúde (OMS) para ajudar no combate à transmissão do ebola. “Precisamos ajudar estes países a se estruturarem para que possam superar, não só à epidemia, mas também ao colapso econômico que vivem”, afirmou o ministro.

Comente agora
18
Out
Proposta de deputado baiano pode isentar quilombolas de imposto territorial rural
Postado por: Anacley Souza / 10:33h

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a Medida Provisória 651/2014, que dá incentivos tributários a vários setores e renegocia dívidas. Entre as emendas aprovadas está a que isenta do Imposto Territorial Rural (ITR) os imóveis oficialmente reconhecidos como áreas remanescentes de quilombos. A proposta foi feita pelo deputado federal baiano Valmir Assunção (PT) e da catarinense Luci Choinacki (PT). “A Lei 9393 de 1996 já prevê a isenção deste imposto para pequenas glebas rurais em condições determinadas pela legislação. Agora, incluímos os quilombolas nestas determinações para facilitar a preservação destas comunidades sem que se gere uma situação de iniquidade fiscal”, explica Valmir. A proposta segue para o Senado e precisa ser votada até o dia 6 de novembro. (Bahia Notícias)

Comente agora
18
Out
Vereador cria própria vaga na Câmara em Curitiba
Postado por: Anacley Souza / 10:13h

Sem os votos necessários para tomar posse como vereador, um candidato da cidade de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, arrumou uma forma ilegal para assumir a vaga. Ele falsificou documentos que levaram a Justiça, o Ministério Público e a Câmara de Vereadores a empossá-lo em fevereiro do ano passado como vereador do município. A fraude só foi descoberta um ano e oito meses depois, o que levou a prisão, na quarta-feira passada, de José Augusto Liberato (PDT). Zé Augusto, como é conhecido, disputou as eleições municipais de 2012, mas obteve somente 391 votos, o suficiente para fazê-lo apenas primeiro suplente. Ele conseguiu ser empossado vereador sem ter vencido a disputa após apresentar à Justiça Eleitoral cópia da edição de um jornal local que traria uma decisão da Câmara de Vereadores de aumentar o número de cadeiras de nove para 11 vagas. Os vereadores, contudo, nunca aprovaram o aumento de cadeiras em mais duas vagas, tampouco o jornal publicou a decisão. Conforme investigadores, o vereador imprimiu em papel jornal a suposta determinação da Câmara de aumento de vagas e montou uma edição falsa do periódico, obtendo uma decisão judicial favorável. A Polícia Federal considerou a fraude uma "exótica falsificação".

Comente agora
18
Out
TSE tenta conter 'baixo nível' da campanha eleitoral no Rádio e TV
Postado por: Anacley Souza / 09:42h

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu ser mais duro com as candidaturas presidenciais neste 2º turno a fim de evitar ataques pessoais. Na sexta-feira, liminar do tribunal já proibiu uma propaganda de TV. A peça em questão é da presidente Dilma Rousseff (PT). A propaganda afirmava:"Compare. Enquanto Dilma modernizou aeroportos para o Brasil receber 203 milhões de passageiros ao ano, Aécio só fez dois em Minas. Um deles, na fazenda que era da própria família e a chave ficava nas mãos de seu tio. Na dúvida em quem votar, é melhor comparar". Era uma referência à construção do aeroporto na cidade de Cláudio, interior de Minas, no qual o governo do Estado investiu 13,9 milhões de reais na pista quando Aécio Neves era governador. Para fazer o investimento, o governo desapropriou as terras do tio-avô de Aécio. A defesa de Aécio sustenta que a propaganda adversária leva o eleitor a crer que o tucano "estaria fazendo uso de bem público para favorecer sua família". Em sua decisão, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, relator do processo, concorda com o PSDB e diz que a propaganda petista "denota ofensa de caráter pessoal que, potencializada, pode ensejar, em tese, até mesmo a caracterização de crime". Até que o pleno do TSE julgue o caso, a propaganda de Dilma não poderá mais ir ao ar na campanha.

Mudança: No 1º turno das eleições, o TSE adotou postura minimalista com pouca intervenção na campanha presidencial. A nova posição da Corte foi firmada na noite de quinta-feira diante da percepção de que a campanha presidencial ficou mais "ácida" no 2º turno.

Comente agora
18
Out
Técnicos do Banco Central entram em greve
Postado por: Anacley Souza / 08:54h

Os funcionários de nível técnico do Banco Central anunciaram paralisação desde a meia noite desta terça-feira (14). O movimento, em nível nacional, reivindica a reestruturação da carreira, com a imediata suspensão da atuação de analistas em função de técnicos. O sindicato da categoria pede o cumprimento de três acordos assinados com o governo em 2005, 2008 e 2012 que previa a suspensão da atuação dos analistas na função de técnicos. Segundo o sindicato, a adesão ao movimento já comprometeu a distribuição de dinheiro vivo aos bancos comerciais. (Revista Época)

Comente agora
18
Out
STF proíbe juízes de elevar remuneração de servidores públicos
Postado por: Anacley Souza / 07:54h

Na última quinta-feira (16), o Supremo Tribunal Federal aprovou, por unanimidade, a Súmula Vinculante nº 88, dispositivo que obriga juízes e tribunais a que sigam a diretriz do STF, proibindo o Judiciário de aumentar o vencimento de servidores públicos com base na isonomia, que rege que todos são iguais perante a lei e que não deve existir distinção entre os que se encontrem na mesma situação. Com isso, a expectativa é que o STF receba nos próximos meses muitas reclamações dos governos estaduais e dos municípios contra aumentos nas remunerações de servidores que tenham sido concedidas pelas instâncias inferiores do Judiciário. "A aprovação da Súmula Vinculante permitirá que a administração pública questione diretamente perante o STF, por meio de reclamação. Algumas decisões não chegaram a ser revistas pelo STF antes por óbices processuais, que agora deixam de existir", declarou a professora de Direito Constitucional da UERJ, Ana Paula de Barcellos, ao blog do Fred do jornal Folha de S. Paulo.

Comente agora
18
Out
Horário de Verão reflete em concursos aplicados no Nordeste
Postado por: Anacley Souza / 07:13h

Começa amanhã, em dez estados brasileiros, o horário de Verão. Apesar dos baianos não terem que adiantar os relógios em 1 hora, a medida requer atenção. Além dos horários dos voos e dos bancos, o horário de Verão terá reflexo na vida dos concurseiros, principalmente para aqueles que vão realizar seleção para cargo federal (nacional). Tanto os horários das inscrições (início e final) quanto os horários das provas costumam ter como base o horário oficial de Brasília, que a partir de amanhã estará adiantado em uma hora em relação a Salvador. O horário diferenciado se estenderá por 126 dias e, portanto, seguirá até o dia 22 de fevereiro de 2015. Logo, é bom redobrar a atenção na leitura do edital do certame, onde todas as informações devem estar registradas. Qualquer dúvida, não hesite em contatar a empresa organizadora. (Correio)

Comente agora
17
Out
Governo do DF fecha acordo para transferir índios de área nobre de Brasília
Postado por: Anacley Souza / 17:59h

Um acordo entre índios da etnia Kariri-Xocó e a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) começa a solucionar um impasse sobre a posse de uma área nobre no centro de Brasília, que se arrasta há mais de seis anos. Com a promessa de construção de 16 unidades habitacionais pela Terracap até abril de 2016, os Kariri-Xocó aceitam deixar o local onde vivem, no bairro Noroeste. Outras etnias, como Fulnio-Tapuya Tuxá e Tupinambá, não assinaram o acordo e permanecerão no local, onde está sendo erguido um conjunto de prédios residenciais de alto padrão. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), que intermediou a negociação, a área oferecida pela autarquia distrital atende, conforme estudos antropológicos e ambientais, as condições técnicas e os requisitos legais para constituição da reserva indígena. Em nota, a Terracap informou que o local para onde serão levados os índios Kariri-Xocó se constituirá na Reserva Indígena Kariri-Xocó do Bananal. O local, uma área de 22,08 hectares – aproximadamente 20 campos de futebol, é de propriedade da própria Terracap e está situada entre o viveiro de mudas da Novacap e o Parque Nacional de Brasília. Ela será doada pela estatal à União e destinada à posse permanente e usufruto dos Kariri-Xocó. (Agência Brasil)

Comente agora
17
Out
Apuração sobre Correios só deve sair depois do 2º turno
Postado por: Anacley Souza / 17:54h

A ação que pede a investigação eleitoral da presidente da República e candidata do PT para um novo mandato no comando do Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, por suposto uso da máquina pública no caso envolvendo os Correios, entre outras acusações, está parada há quase 15 dias no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não será finalizada antes do segundo turno. O pedido da coligação de Aécio Neves (PSDB) para investigar denúncias contra a campanha do PT à Presidência e ao governo de Minas Gerais foi distribuída no final da noite do dia 2 de outubro à Corregedoria-Geral Eleitoral do TSE e não teve andamentos desde o último dia 3. O próprio corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, admite que, dada a complexidade do caso e o total de envolvidos, a investigação não será concluída até o dia 26 de outubro e pode se estender até o próximo ano. Na ação, os tucanos pedem que os registros de candidatura ou diplomas de Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer, sejam cassados após o fim das apurações e que todos os nomes citados sejam declarados inelegíveis.

Comente agora
17
Out
Sucom embarga e notifica obras irregulares na Ilha dos Frades
Postado por: Anacley Souza / 17:43h

Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizaram ações de fiscalização em Paramana, na Ilha dos Frades, nesta quinta-feira, 16, para coibir obras e atividades comerciais irregulares. Durante a ação, duas obras foram embargadas e cinco responsáveis por obras foram notificados para apresentar alvará de construção. Uma pastelaria e restaurante recebeu, ainda, três notificações por não possuir licenças para funcionamento e exibição de publicidade e para realizar a demolição de um "puxadinho" construído irregularmente. Outras quatro vistorias em obras concluídas foram realizadas. A ação contou com o apoio de agentes da Polícia Federal e da Superintendência de Patrimônio da União (SPU). (Aratu)

Comente agora
17
Out
Diretor do IPEA é afastado após proibir divulgação de dados sobre miséria
Postado por: Anacley Souza / 17:28h

Foi afastado do cargo um dos diretores de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Herton Araújo sofreu a sanção após a cúpula do órgão impedir a publicação de um estudo inédito sobre a evolução no número de miseráveis no governo Dilma Rousseff durante período eleitoral. As informações do número de pobres e miseráveis do país, que estão nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), só serão divulgador após o segundo turno. A erradicação da miséria foi uma das principais promessas da administração de Dilma Rousseff e a expectativa é que, pela primeira vez desde 2003, a miséria parou de cair no ano passado. As informações são do site Diário do Poder,

Comente agora
17
Out
Adolescente faz desenho na escola para denunciar suposto abuso sexual do pai
Postado por: Anacley Souza / 17:04h

O desenho feito na escola por um adolescente de 13 anos fez a Polícia Civil de Pernambuco investigar um suposto abuso sexual sofrido pelo jovem na cidade de Taquaritinga do Norte. De acordo com o G1 Caruaru, o principal suspeito de cometer o crime é o pai do menino, que foi preso na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com o delegado responsável pelo caso, o homem praticava o crimes há cerca de seis meses e uma decisão judicial já o proibia de se aproximar do filho: "Há um tempo atrás ele já tinha violentado a mesma", explica Luiz Carlos ao G1 Caruaru. O Conselho Tutelar encontrou o desenho que sugeria um abuso sexual após o adolescente desmaiar na escola onde estuda, indicando que o pai continuava praticando o crime. A Polícia Civil ainda investiga se a mãe tinha conhecimento da violência praticada contra o filho. (Correio)

Comente agora
17
Out
Duas comunidades quilombolas da Bahia são certificadas pela Fundação Palmares
Postado por: Anacley Souza / 16:51h

Autarquia vinculada ao Ministério da Cultura responsável por promover e preservar a arte e a cultura afro-brasileira, a Fundação Cultural Palmares certificou 27 comunidades como remanescentes de quilombos. Vinte e quatro das comunidades quilombolas ficam no Maranhão; duas na Bahia e uma em Minas Gerais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (17). A certificação das comunidades que definem a si próprias como remanescentes de quilombos é a primeira etapa do processo de titulação que culmina com a posse definitiva do território, após o reconhecimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A certificação da Fundação, no entanto, já assegura às comunidades contempladas benefícios como o direito à moradia, saneamento básico e à participação em programas sociais do governo federal, como o Bolsa-Família. Até o momento a fundação já certificou ao menos 2.394 comunidades de 2.007. Um novo balanço com os dados atuais deve ser divulgado ainda hoje. As comunidades maranhenses são: Carapirá, Lago do Sapateiro e de São Vicente, na cidade de Guimarães; de Cedreiro e Simauma, Ponta do Curral, São José e São Miguel do Povoado Querés, em Penalva; Campinho, Deus Bem Sabe, Luciana, Malungos de Olho D´Água, Paxibal e Tanque da Rodagem e São João, em Serrano do Maranhão. Também ficam no Maranhão as comunidades certificadas de Cuba e Sudário, no município de Pinheiros; Malhada dos Pretos e Santa Cruz, em Peri-Mirim; Sassuy, em Bequimão; Pericaua, em Cedral; Acre, em Cururupu e Rio do Curral, Mirinzal e Castelo, em Monção. Da Bahia, a Fundação certificou como remanescentes quilombolas as comunidades de Baraúnas de Dentro e Lages do Batata, localizadas na cidade de Jacobina. Já em Minas Gerais, a comunidade reconhecida é a São Sebastião, no município de Patos de Minas. (Agência Brasil)

Comente agora
17
Out
Serial Killer de Goiânia trata vítimas por número, afirma polícia
Postado por: Anacley Souza / 15:47h

Suspeito de uma série de assassinatos de mulheres em Goiânia, o vigilante Tiago Henrique Gomes da Rocha, 26, surpreendeu o delegado Douglas Pedrosa durante o interrogatório. Em depoimento, Rocha tratou as vítimas por número e confessou que a primeira pessoa que matou foi um homem. As informações são da Folha de S.Paulo. Segundo a polícia, o vigilante confessou não apenas os 16 crimes investigados, mas um total de 39 homicídios desde 2011. Já o advogado dele, Thiago Vidal, afirma que seu cliente nega os crimes e só os assumiu porque ficou com medo no interrogatório. De acordo com o relato do delegado, Rocha falou de cabeça erguida e foi objetivo nas respostas. Incomodou-se com a presença de policiais mulheres, que saíram da sala. Em vez de nomes das vítimas, como os de Lilian, Bárbara e Ana Lídia, o suspeito preferiu enumerá-las. "Perguntávamos das mulheres, e ele dizia: Qual é o número? Ah, vítima nº 3, vítima nº 5'". Ao localizar o número na memória, narra o delegado, Rocha fechava os olhos e ficava calado, com um sorriso no rosto. Minutos depois, trazia pormenores de cada crime, como dia, local e arma. A vítima número 1 é Diego Martins Mendes, de 16 anos.

Comente agora
17
Out
Dilma propõe aumentar responsabilidade da União na segurança pública
Postado por: Anacley Souza / 14:31h

A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, defendeu hoje (17), em Santa Catarina, uma mudança na Constituição Federal para ampliar a participação da União nas políticas de segurança pública. Atualmente, a União tem papel complementar, auxiliando os estados. “A União tem que participar de forma integrada com os estados. O crime age de forma coordenada, não é desintegrado”, afirmou Dilma, em discurso durante encontro com prefeitos catarinenses. “É fundamental termos ações articuladas, não uma ação fragmentada, que faz com o que crime organizado nos derrote”, acrescentou a candidata, em entrevista após o evento. Dilma citou operações conjuntas nas fronteiras e a atuação das forças de segurança durante a Copa do Mundo como exemplos bem-sucedidos de integração de polícias. “A Copa do Mundo mostrou que a integração entre as polícias e as forças de segurança nacional é efetiva no combate ao crime organizado.” A candidata prometeu levar para os 15 estados que não sediaram jogos da Copa os centros de comando e controle instalados nas 12 cidades-sede do Mundial para coordenar ações de segurança. Perguntada sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir os candidatos de usar a propaganda eleitoral gratuita para ataques, Dilma disse que tem propostas concretas a debater com seu adversário, Aécio Neves (PSDB). “Não estou tomando esse rumo [de ataques], fui levada a asse rumo”, afirmou. (Agência Brasil)

Comente agora
17
Out
Chega a 5 mil número de servidores federais expulsos por práticas ilícitas
Postado por: Anacley Souza / 13:59h

O envolvimento em corrupção ou improbidade administrativa resultou na expulsão de 3.370 servidores federais de 2003 até esta quinta-feira (16). Os dados foram divulgados nesta sexta (17) pela Controladoria-Geral da União (CGU). Abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos são motivos que vêm a seguir, com 1.107 dos casos. Também aparecem entre os motivos que mais afastaram servidores o não comprometimento em cumprir a atividade que exerce e a participação em gerência ou administração de sociedade privada, o que configura conflito de interesses. Levando em conta todas essas razões o número de afastados chega a 5 mil no período. “Não é que esteja aumentando o número de ilícitos, o que ocorre é aumento de eficiência do sistema. O aprimoramento dos procedimentos da capacidade do pessoal que vem sendo treinando para conduzir os processos. A criação de unidades de corregedorias nos diversos órgãos também contribui para esse resultado”, explicou à Agência Brasil o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage. Ao todo no período de 2003 até essa quinta-feira, foram registradas 4.199 demissões de servidores efetivos; 451 destituições de ocupantes de cargos em comissão e 350 cassações de aposentadorias.

Comente agora
17
Out
Petrobras é investigada nos Estados Unidos
Postado por: Anacley Souza / 13:46h

Um relatório divulgado nesta semana pela consultoria Arko Advice informa que o órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, a SEC (Security Exchange Commission), e o Departamento de Justiça americano começaram a investigar as denúncias de corrupção na Petrobras. Um time de 28 advogados e analistas dos órgãos americanos estariam trabalhando no caso, que pode se estender às empresas fornecedoras de serviços da estatal. A companhia, que tem ADRs (recibos de ações negociados na Bolsa de Valores de Nova York), deve seguir regras de governança estabelecidas pela SEC, que corresponde nos EUA à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). "Os controles se referem não somente às auditorias variadas, mas à obrigação de cumprir as normas antifraudes SOX (Lei Sarbanes-Oxley)", diz o relatório enviado para clientes, ao qual o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso. A Arko diz que as investigações apontam que a Petrobras "operou de forma desgovernada e submetida a interesses corruptos, conforme as delações de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal, e do doleiro Alberto Youssef". Procurada, a SEC se recusou a comentar o caso. As investigações costumam ser conduzidas em sigilo pelo órgão americano.

Comente agora
17
Out
Homem solteiro adota criança e ganha direito inédito de se licenciar por 180 dias
Postado por: Letícia Oliveira / 12:33h

Pai solteiro responsável por adoção tardia, o pernambucano Mauro Bezerra, 49 anos, acaba de se tornar o primeiro servidor público brasileiro do sexo masculino a ter direito a licença remunerada de 180 dias para cuidar do filho adotivo, de 4 anos. A determinação do juiz substituto da 9ª Vara Federal em Pernambuco Bernardo Monteiro Ferraz é considerada um divisor de águas na discussão sobre a mudança do papel do pai nos cuidados de crianças. Mauro apelou para o judiciário depois de esgotar todas as chances de ter o pedido atendido por via administrativa. Ele trabalha na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), cuja sede é no Recife. Médico veterinário com três pós-graduações e com situação financeira estável, o servidor estava preocupado porque não dava a assistência devida à criança no período de adaptação ao novo lar. O menino morava no Abrigo Estadual de Crianças e Adolescentes de Garanhuns, a 230 quilômetros da capital, e, desde julho, já está com o pai adotivo. Como a Sudene não concordou com o afastamento, o servidor impetrou um mandado de segurança, concedido apenas um dia depois.

Comente agora
17
Out
Incêndios no país em outubro dobram em relação ao mesmo mês de 2013
Postado por: Letícia Oliveira / 12:21h
O número de focos de incêndio registrados em todo o país durante os primeiros 15 dias de outubro mais que dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), disponíveis no Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios, apontam que, entre 1º e 15 de outubro deste ano, o total de focos chegou a 24.237, resultado 113% maior que os 11.375 casos verificados no mesmo período de 2013. Se o ritmo atual se mantiver pelas próximas duas semanas, o total de focos de incêndio ativos também será maior que os de agosto e setembro últimos. Ao longo de todo o mês passado, foram registrados 43.174 casos. Historicamente, setembro é o mês que concentra o maior número de ocorrências de todo o ano. Mais de 1.600 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) combatem o fogo em áreas críticas, unidades de conservação e terras indígenas espalhadas por todo o país. Focos de incêndio já atingiram o Parque Nacional do Araguaia (TO), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ,; o Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) e a Serra da Cantareira (SP), entre outras localidades, como a região metropolitana de Belo Horizonte. Só no estado de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros, a cada oito minutos e meio é registrado o início de um incêndio em área de mata.
Comente agora
17
Out
Unimed é condenada a pagar indenização de R$ 25 mil para família de cliente
Postado por: Letícia Oliveira / 11:39h

A Unimed foi condenada a pagar indenização de R$ 25 mil por danos morais aos herdeiros de uma cliente que morreu. Segundo a Justiça, a cliente foi diagnosticada com aneurisma na aorta e a cirurgia só foi autorizada pela operadora de planos de saúde após uma liminar em medida cautelar ajuizada pela família da paciente. A Justiça afirma que a Unimed, que já tinha sido condenada a pagar indenização de R$ 10 mil, demorou, sem justificativa, para autorizar a internação e a entrega de materiais que seriam usados na cirurgia de emergência. A decisão é da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A Unimed informou que vai recorrer. A empresa informou, em nota, que “atua em total conformidade com as leis brasileiras” e que “procedeu de acordo com a lei em termos de prazos e procedimentos vinculados a este caso”. Afirmou, ainda, que a cliente tinha dois contratos com operadoras Unimed, “o que exigiu providências administrativas realizadas dentro dos prazos legais” e que “não houve negativa de procedimento”. (Correio)

Comente agora
17
Out
Defensores públicos ganham direito a auxílio-moradia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:12h

Depois dos juízes e dos integrantes do Ministério Público, agora os defensores públicos federais conquistaram o direito a receber auxílio moradia. Sob o argumento de que deve haver isonomia entre as carreiras, os membros do Conselho Superior da Defensoria Pública da União aprovaram nesta quinta-feira (16), resolução concedendo o benefício para a categoria. No entanto, de acordo com informações da assessoria de comunicação da Defensoria, os valores ainda não começarão a ser recebidos porque não há verba. Para fazer o pagamento, será necessário conseguir incluir a despesa no orçamento. Atualmente, existem 561 cargos de defensor público federal no país. A aprovação do auxílio-moradia para a categoria ocorreu um mês depois de o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter determinado o pagamento do benefício a juízes em atividade no País. Para Fux, os magistrados têm o direito de receber valores mensais de até R$ 4,3 mil. De acordo com ele, trata-se de uma verba de caráter indenizatório já recebida por procuradores, ministros de tribunais superiores e juízes de 18 Estados. No início deste mês, após as decisões em caráter liminar do ministro do Supremo, os conselhos nacionais de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP) regulamentaram o pagamento de auxílio moradia para juízes, promotores e procuradores.

Comente agora
17
Out
Avon terá de indenizar em R$ 50 mil revendedora acusada de furto
Postado por: Letícia Oliveira / 08:32h

A Avon Cosméticos Ltda. perdeu o recurso na Justiça e terá de pagar uma indenização de R$ 50 mil a uma revendedora da marca que foi retirada de uma reunião depois de ser acusada de furto. A multinacional foi condenada em primeira instância a pagar R$ 100 mil e tentou reduzir o valor para R$ 20 mil, sob o argumento. No entanto, o valor final ficou em R$ 50 mil. A Avon alegou na ação que não foi comprovado que a vendedora havia sido abordada pela polícia na frente de colegas de trabalho. Além disso, a multinacional argumentou que a revendedora não foi autuada em flagrante e que "foi apenas covidada a esclarecer os fatos na delegacia, sem qualquer tipo de constrangimento". Guilherme Augusto Caputo Bastos, relator do TST, considerou que a indenização deveria ser reduzida para R$ 20 mil, mas foi voto vencido, segundo informação do site do TST. (iG)

Comente agora
17
Out
Barroso pede explicações a Zavaski sobre pedido de acesso à delação premiada
Postado por: Letícia Oliveira / 07:25h

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, pediu ontem (16) ao ministro Teori Zavaski informações sobre a solicitação de acesso à delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. Com isso, a decisão sobre conceder ou não acesso aos áudios não deverá sair nos próximos dias. O presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), tinha solicitado a Zavascki, responsável pelo processo no STF, o acesso aos depoimentos, mas recebeu resposta negativa porque a delação ainda não tinha sido homologada pela Justiça. Agora, Barroso, relator do novo mandado de segurança, impetrado ontem (15), pede que Zavaski preste informações sobre o caso em um prazo de dez dias. Barroso explicou que não há “urgência suficiente” no caso para justificar uma decisão apenas com base nos argumentos do parlamentar.

Comente agora
16
Out
IML conclui que jovem encontrado morto na USP se afogou após usar droga nova no Brasil
Postado por: Samile Macêdo / 22:38h

O laudo do Instituto Médico-Legal de São Paulo concluiu que o estudante Victor Hugo Santos, 20, que foi encontrado na raia olímpica da USP em setembro, se afogou após usar a droga 25B-NBOMe, recém-introduzida no país. Inicialmente, antes da conclusão da perícia, a polícia havia informado que o corpo não tinha sinais de afogamento. Ele participava de uma festa que era realizada no dia 20 de setembro, no velódromo da instituição, quando desapareceu depois de ter ido buscar cerveja sem os amigos, que acrescentaram também que ele tomou uma bebida chamada “amnésia”, composta por vodca, soda e suco em pó. O drinque foi oferecido pelos organizadores do evento. O corpo de Victor Hugo foi encontrado somente três dias depois. Segundo o laudo a morte ocorreu entre o sábado (20) e o domingo (21). A substância encontrada no corpo do jovem na concentração de 1 nanograma por mililitro, é similar ao LSD e causa alucinações. Os pais do estudante afirmaram que ele não tinha hábito de consumir drogas. Com informações da Folha de S. Paulo. (BN)

Comente agora
16
Out
Menino atacado por tigre ganha prótese com desenho personalizado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:49h

O menino Vrajamany Fernandes Rocha, que teve o braço direito amputado depois de ter sido atacado por um tigre no zoológico de Cascavel (PR), em 30 de julho, esteve em Sorocaba (SP) nesta quinta-feira (16) para receber o braço artificial doado pelo por um empresário da cidade, especializado em produtos ortopédicos. A prótese, que é estética e pesa pouco mais de um quilo, é personalizada com o desenho de um tigre, como foi pedido pelo garoto. Vrajamany chegou à clínica ortopédica ansioso para ver o desenho feito e doado ao menino pelo tatuador de Sorocaba Ricardo Bibiano. Em entrevista ao G1, o garoto contou que estava curioso para experimentar o braço mecânico e que queria ver o tamanho do desenho do tigre. "Tinham me dito que ia cobrir o braço todo e eu estava muito ansioso para ver. Achei muito 'da hora', adorei mesmo", comenta.

Comente agora
16
Out
Senador propõe que ganhador de loterias seja identificado pela Caixa
Postado por: Anacley Souza / 17:58h

Projeto do senador Humberto Costa (PT-PE) tem o objetivo de dificultar a lavagem de dinheiro por meio das loterias. A principal mudança proposta pelo PLS 163/2011 é a identificação dos apostadores nas loterias administradas pela Caixa Econômica Federal. A identificação seria feita por meio do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no bilhete. Na avaliação do senador, a falta de exigência de identificação do apostador tem possibilitado a utilização das loterias pelo crime organizado. No esquema, o dono ou funcionário da lotérica aborda o ganhador e oferece comprar o bilhete premiado por um valor maior que o do prêmio. Assim, o dinheiro sujo é transformado em “limpo”, como se fosse proveniente da premiação. “Além de dificultar a lavagem de dinheiro por meio dos prêmios da loteria, a medida proposta contribuirá para dar mais transparência à atividade lotérica no Brasil e facilitar a identificação de apostadores premiados descuidados, que poderão ser informados sobre os prêmios não reclamados, até mesmo no caso de terem perdido o bilhete premiado”, argumenta o senador na justificação do projeto. Para o senador, o argumento de dificuldade na operacionalização das mudanças não convence, dado o atual estágio de desenvolvimento tecnológico.

Comente agora
16
Out
Serial killer preso em Goiás tenta suicídio
Postado por: Anacley Souza / 15:39h

O homem apontado como o serial killer de Goiânia tentou se suicidar na cela em que estava isolado. Ele teria quebrado uma das lâmpadas do local e cortado os pulsos. O serial killer, que seria apresentado na sede da Secretaria de Segurança Pública de Goiás nesta manhã, foi socorrido pelos bombeiros, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde. Até o momento, a polícia diz ter indícios claros de 23 crimes, embora o vigilante, de 26 anos, tenha admitido ter matado 39 pessoas, incluindo mulheres, homossexuais e moradores de rua. Morador de Goiânia, o serial killer está detido na Delegacia Estadual de Investigações de Homicídio, em caráter temporário. Em sua casa foram apreendidos um revólver e uma motocicleta. Identificado como suspeito graças a imagens registradas por várias câmeras de segurança, o homem vinha sendo investigado há mais de um mês. O suspeito disse que matava para "se livrar de uma angústia e por sentir prazer". (Band News)

Comente agora
16
Out
Filha e viúva de Chico Mendes são condenadas por desvio de verba de instituto
Postado por: Anacley Souza / 14:19h

A filha e viúva de Chico Mendes, Elenira e Ilzamar Mendes, respectivamente, foram condenadas por improbidade administrativa e desvio de verbas do Instituto Chico Mendes. Davi Marques Cunha, marido de Elenira, também foi condenado. Eles teriam desviado cerca de R$ 685 mil oriundos dos convênios com o governo do Acre. Elenira era presidente do instituto e administradora do Centro de Memória Chico Mendes, conhecido como Fundação Chico Mendes, e da Casa Chico Mendes, e Davi Cunha gerente administrativo e financeiro. O Ministério Público do Acre (MP-AC) ingressou com uma ação civil pública contra os réu por desvio de dinheiro repassado para os convênios, e por terem criados "empregos fictícios, lançando nomes e números de CPFs de pessoas que não trabalhavam mais ou nunca trabalharam no Instituto Chico Mendes e, ainda, em relação àqueles que trabalharam foram lançados salários superiores aos efetivamente recebidos por eles". Para o juiz Luís Pinto, da vara Cível da Xapuri, o “Instituto Chico Mendes foi criado com o único intuito de captar dinheiro do governo do Estado, aliás, segundo o réu Davi Marques Cunha o Instituto não tinha outras fontes de recursos".

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com