As comentadas

Boa tarde , Sexta-feira, 29/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Brasil

29
Ago
Líderes evangélicos convidam para orar e jejuar pelas eleições
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:38h

Dia 27 de agosto iniciou-se uma campanha de jejum e oração pelas eleições de 2014 no Brasil. Uma iniciativa do movimento “Brasil de Joelhos”, a corrente tem recebido apoio de líderes conhecidos como Valnice Milhomens, Hudson Medeiros e Ana Paula Valadão. Segundo o site Ore Pelo Brasil, o objetivo é “proclamar que o Senhor Jesus Cristo é o único Senhor e Rei soberano da República Federativa do Brasil, por direito de criação e por direito e redenção”. Serão 40 dias de oração e jejum, que se encerrará no dia 5 de outubro, data do primeiro turno. “Nos próximos dias vamos intensificar nossas orações pela nação. Afinal, mais do que um cidadão comum que pode decidir votar, nós crentes também temos o poder da oração que muda a história”, declarou Ana Paula Valadão, líder do Ministério de Louvor Diante do Trono. O pastor Hudson Medeiros afirmou que deseja levantar 12.000 “sentinelas” que fiquem em intercessão para “levantar cobertura espiritual sobre o Brasil que vai eleger novos gestores públicos em âmbito estadual e federal”. Seu propósito é “acelerar, ocupar e influenciar pessoas, cidades e nações com os valores do governo de Deus”. Valnice Milhomens postou na internet uma carta aberta, onde explica: “As questões espirituais e morais que o Brasil enfrenta não serão resolvidas no Planalto, no Congresso, ou no Supremo Tribunal Federal. O que o Brasil precisa é um grande despertar espiritual como plataforma de transformação! A Igreja deve experimentar um avivamento que a desperte para o poder transformador que Jesus Cristo produz na vida de indivíduos e nações. Tal despertar espiritual no seio da Igreja de Cristo tem o poder de gerar a verdadeira mudança política e cultural na sociedade”.

Comente agora
29
Ago
Novos dirigentes do STJ tomam posse na segunda-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 12:44h

Os ministros Francisco Falcão e Laurita Vaz tomam posse nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na próxima segunda-feira, 1º de setembro. A solenidade está marcada para as 17 horas, no Pleno do tribunal, em Brasília. Segundo informa o STJ, estão confirmadas as presenças da presidente Dilma Rousseff; do presidente do Senado, Renan Calheiros; dos presidentes de todos os tribunais superiores e também do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti; o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; e o defensor público-geral federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova, também devem participar da solenidade. Do meio jurídico estarão presentes, segundo o STJ, os presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho; da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa; e da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Antônio César Bochenek. Todos os servidores do STJ também foram convidados (Ajufe). (Agência Estado)

Comente agora
29
Ago
Complexo Penitenciário de Pedrinhas tem 13ª morte em 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 12:30h

O Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, registrou a 13ª morte de um detento em 2014, depois de 60 internos morrerem no conjunto prisional em 2013. O local já foi alvo de denúncia internacional de violação dos direitos humanos. Segundo a Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), a suspeita é que o preso tenha sido morto pelos colegas de cela depois de uma discussão, mas a pasta não divulgou detalhes da morte. Além dos mortos, um detido em Pedrinhas está desaparecido desde o início deste mês --a suspeita de agentes penitenciários é que o corpo tenha sido esquartejado e "dispensado em sacolas de lixo". Foi aberto um inquérito para apurar o caso. Informações da Folha de S. Paulo.

Comente agora
29
Ago
Cidades-sede registram 26,7% das denúncias de violações contra crianças na Copa
Postado por: Letícia Oliveira / 11:56h
As cidades-sede da Copa do Mundo responderam por 26,7% das denúncias de violações de direitos das crianças e adolescentes registradas no país durante o Mundial, o que representa 3.004 denúncias, segundo dados apresentados hoje (28) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As cidades com maior número de denúncias foram São Paulo (644), Rio de Janeiro (491), Manaus (313). E as menores: Cuiabá (57), Recife (113) e Curitiba (115). As denúncias de violações aos direitos das crianças e adolescentes aumentaram 15,6% durante a Copa do Mundo (12 de junho a 13 de julho deste ano) na comparação  com o mesmo período do ano passado, quando foi disputada no Brasil a Copa das Confederações. Os dados são do Disque 100. Durante a Copa do Mundo, foram 11.251 denúncias de abusos contra as crianças e adolescentes e, durante a Copa das Confederações, 9.730. Em relação ao aumento, a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart, disse que não é possível assegurar que tenham ocorrido em função do crescimento de casos de violações de direitos. Segundo ela, isso pode ser consequência da maior divulgação dos meios de denúncia no período e a ampliação da capacidade de atuação da rede de proteção.
Comente agora
29
Ago
Abdelmassih diz que ex-pacientes que denunciaram estupro são 'loucas'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:27h

Roger Abdelmassih, de 70 anos, afirmou que as ex-pacientes que o denunciaram por estupro e abuso sexual são “loucas, débeis mentais”. A declaração do ex-médico, condenado a 278 anos de prisão por crimes sexuais contra 37 mulheres, foi feita durante um telefonema a uma parente, em conversa gravada com autorização judicial, segundo o G1 apurou. Na gravação ele nega as acusações delas. "Loucas, que nem fazem parte do negócio, são umas loucas, débeis mentais", diz Abdelmassih ao familiar, de acordo com interceptação telefônica realizada cerca de duas semanas antes de ele ser preso no Paraguai. Naquela ocasião, o ex-médico estava rebatendo acusações feitas por mulheres em entrevistas a uma emissora de TV e revista brasileiras. Elas haviam criado a associação "Vítimas de Abdelmassih e Clínica" no Facebook para receber denúncias de ex-pacientes. As conversas telefônicas gravadas fazem parte da investigação da polícia e do Ministério Público para localizá-lo. Ao todo, 130 grampos foram realizados nos telefones que Abdelmassih usava na capital paraguaia, onde estava escondido em companhia da mulher, a ex-procuradora da República Larissa Sacco, de 37, e dos filhos gêmeos do casal.

Comente agora
29
Ago
Advogado pedirá nova investigação da morte da mãe de Bernardo
Postado por: Letícia Oliveira / 09:53h

O advogado da avó de Bernardo Boldrini, Marlon Taborda, vai pedir a reabertura das investigações sobre o suicídio da mãe da criança, Odilaine, em 2010. O menino de 11 anos foi encontrado morto em uma cova em Frederico Westphalen, Região Noroeste do Rio Grande do Sul, em abril deste ano. Quatro pessoas estão presas suspeitas do crime. Taborda foi motivado a fazer o pedido após a divulgação de um vídeo que mostra uma briga entre a criança, o pai, Leandro Boldrini, e a madrasta, Graciele Ugulini. As imagens foram recuperadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) do celular de Leandro, como mostra reportagem do Bom Dia Rio Grande, programa da RBS TV (veja o vídeo). "Me chamou a atenção que há uma confissão da morte da mãe do Bernardo. Em dado momento é dito para o menino 'Tu vai ter mesmo fim que a tua mãe'. Ora, Bernardo foi vítima de homicídio, logo a mãe dele também foi vítima de homicídio. E esta frase, ela se torna reveladora ao passo que é uma confissão que a Odilaine foi morta por alguém. Nos faz crer que realmente não ocorreu suicídio e que Odilaine foi vítima de homicídio", apontou Taborda.

Comente agora
29
Ago
Marina Silva diz a empresários que energia limpa é fundamental para o Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 07:13h

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disse ontem (28) aos empresários na Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), em Sertãozinho (SP), que energia limpa é assunto importante em sua pauta de governo. A candidata, segundo sua assessoria, disse que participou do evento para falar de um projeto de Brasil que busca soluções e mais avanços em muitos setores, sem abandonar as conquistas já alcançadas. “Temos aqui, em Sertãozinho, um grande potencial de geração de energia de bagaço e de palha de cana que podem produzir energia limpa e de que já dispomos, graças aos investimentos que foram feitos pela indústria aqui instalada, a um custo muito mais barato em termos de eficiência do que as termoelétricas”, disse Marina Silva. “Se ainda não temos isso é por pura falta de visão estratégica de um Brasil sustentável”. Acompanhada do candidato à Vice-Presidência, Beto Albuquerque, Marina Silva disse que um dos setores em que ela acredita que falta estratégia de longo prazo é o energético.

Comente agora
29
Ago
Esmalte que detecta 'Boa noite Cinderela' ganha elogios, mas vira polêmica
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:38h

A criação de um novo tipo de esmalte que muda de cor na presença de drogas usadas em estupro tem gerado polêmica - e justamente entre ativistas anti-estupro. O projeto, que está sendo desenvolvido pela empresa "Undercover Colors", de quatro estudantes universitários da Universidade da Carolina do Norte, prevê que a tinta mude de cor em contato com uma bebida que contenha drogas usadas em estupros, como GHB e Rohypnol. A ideia foi inicialmente elogiada, com centenas de milhares de curtidas e compartilhamentos no Facebook e no Twitter. "Com o nosso esmalte, qualquer mulher vai ter poderes para garantir discretamente sua segurança, simplesmente mexendo a bebida com o dedo", disse a empresa. "Se seu esmalte muda de cor, ela vai saber que algo está errado". Segundo Adam Clark Estes, do blog Gizmodo, já existem métodos para testar bebidas para drogas. "Mas não é necessariamente fácil carregar estas coisas à noite e mostrá-las em bares". No entanto, o projeto também recebeu críticas - e, surpreendemente, de ativistas anti-estupro.

Comente agora
28
Ago
Para Cardozo, mudar nome do ministério é ‘cosmética’
Postado por: Letícia Oliveira / 21:24h

Em linha com a estratégia do governo de não deixar os ataques da oposição sem resposta, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, rebateu declarações do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves e criticou propostas do tucano. “O senador está profundamente desinformado em relação às questões de segurança pública”, declarou Cardozo à reportagem, após lamentar que Aécio “não estivesse presente às sessões do Senado todas as vezes que ele participou de audiências lá, falando sobre as ações de sua pasta”. Para o ministro da Justiça, a proposta do senador Aécio Neves de mudar o nome de sua pasta para Ministério da Justiça e Segurança Pública é “cosmética” porque a pasta hoje já concentra suas atuações, seus recursos e o pessoal na área de segurança pública. “Mudança de nome não muda conteúdo. O Ministério da Justiça hoje, na prática, já atua na área da segurança pública. Ao mudar o nome, o senador não muda um realidade que já está dada, pois a maior parte do nosso orçamento já é para segurança pública, a maior parte do quadro do pessoal do MJ é de segurança pública. Mudar nome é postura meramente cosmética”, rechaçou.

Comente agora
28
Ago
MPF entra com ação por pagamento de cota a congressistas
Postado por: Letícia Oliveira / 21:16h

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) ajuizou na Justiça Federal ação civil pública contra a União por cobrir despesas da verba indenizatória dos congressistas que na avaliação do órgão deveriam ser feitas por meio de licitações. “A presente ação tem por objeto a condenação da União, por intermédio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados à obrigação de fazer consistente em realizar o devido procedimento licitatório para a contratação de bens e serviços rotineiros, ordinários e previsíveis”, diz trecho da ação, assinada pelo procurador da República, Anselmo Henrique Cordeiro Lopes. No entendimento dele, deveriam ser alvo de licitação a compra de materiais de expediente para o escritório (de apoio à atividade parlamentar), locação de móveis e equipamentos, suprimentos de informática, locação e aquisição de licença de uso de software, combustíveis, lubrificantes, serviços de segurança e serviços de divulgação da atividade parlamentar, atualmente pagos por meio da chamada cota parlamentar. “Por entremeio de tais cotas, como veremos, estão sendo ressarcidas, com recursos públicos federais, despesas que poderiam ser planejadas e contratadas de forma mais eficiente e impessoal pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, por meio do procedimento licitatório previsto na legislação”, diz o procurador. Lopes defende ainda que sejam cancelados futuros ressarcimentos aos parlamentares, que recorreram à cota para o pagamento de despesas consideradas como rotineiras. (Agência Estado)

Comente agora
28
Ago
Câmara paga até canal pornô para deputados
Postado por: Letícia Oliveira / 20:23h

Mais uma modalidade de uso questionável de recursos públicos está em curso na Câmara, desta vez por meio de TV por assinatura. Ao menos três deputados aproveitaram as benesses da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), que garante fornecimento de produtos e serviços necessários ao exercício do mandato, para contratar pacotes especiais de televisão fechada. São mais de cem canais à disposição, dezenas deles em alta definição, com instalações nos gabinetes e até nas casas dos parlamentares. É de se imaginar que o interesse das excelências seja por notícias ou programas culturais. Mas há campeonatos de futebol e até canal pornô no conteúdo pago com o dinheiro do contribuinte. O Congresso em Foco teve acesso às faturas de TV fechada de três deputados: Flaviano Melo (PMDB-AC), José Airton (PT-CE) e Renato Molling (PP-RS). Eles contrataram pacotes especiais e ainda aderiram às ofertas das operadoras, que preveem até a abertura do sinal dos chamados “canais adultos”. Houve também compra de filmes e campeonatos de futebol no sistema pay-per-view (pague para ver, em tradução livre). Obviamente, com mais custos para o contribuinte, que é quem de fato paga a conta. (Congresso em Foco)

Comente agora
28
Ago
STF quer 16,11% de aumento salarial para seus ministros
Postado por: Letícia Oliveira / 19:42h

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou no final da tarde desta quinta-feira, 28, projeto de lei a ser enviado para o Congresso Nacional com aumento salarial para os próprios ministros. Caso a proposta seja aprovada no Legislativo, o salário dos ministros da Corte passará de R$ 29.462 para R$ 35.919, passando a valer a partir de janeiro de 2015. De acordo com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, o aumento decorre do cálculo de perdas inflacionárias, que chegariam a 16,11% de 2009 a 2013. A proposta tem impacto em diversas carreiras, não só no Judiciário, que têm seus salários atrelados aos dos ministros do Supremo. A aprovação do projeto de lei foi feita de forma breve, em sessão administrativa logo após a sessão plenária. A reunião não foi transmitida pela TV Justiça. (Estadão)

Comente agora
28
Ago
Orçamento 2015 prevê 74,52% para unidades judiciais do 1º Grau
Postado por: Letícia Oliveira / 19:29h

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia vai destinar 74,52% do orçamento de 2015 para o primeiro grau, como é chamado no Poder Judiciário, o conjunto de varas e unidades judiciais de atendimento mais próximo ao cidadão. Este percentual de 74,52% corresponde a R$ 1.420.714.503,00 do total de R$ 1.906.582.000,00 previstos para investimento no próximo ano. O número está de acordo com a resolução numero 195/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda maior atenção ao primeiro grau. Os números foram aprovados pelos desembargadores em sessão plenária. Todas as informações já foram enviadas para o Poder Executivo, a fim de que sejam consolidadas e, em seguida, encaminhadas à Assembleia Legislativa para a aprovação do Orçamento do Estado em 2015. O maior valor destinado pelo tribunal é para a folha de pagamento dos servidores: R$ 1.138.290.503,00 ou seja, 75,07%.

Comente agora
28
Ago
Itamaraty decide mandar embaixador de volta a Israel após cessar-fogo
Postado por: Anacley Souza / 16:40h

O Palácio do Itamaraty informou nesta quinta-feira (28) que o embaixador brasileiro em Israel, Henrique da Silveira Sardinha Pinto, retornará em breve a Tel-Aviv. Em nota oficial divulgada após o anúncio de cessar-fogo entre israelenses e palestinos, o Ministério das Relações Exteriores disse “acolher com satisfação" a medida e confirmou a volta do diplomata ao Oriente Médio. O Itamaraty, no entanto, não informou a data em que Sardinha Pinto reassumirá a chancelaria brasileira em Israel. Representantes palestinos e israelenses, com mediação do Egito, acertaram um cessar-fogo por tempo ilimitado na Faixa de Gaza nesta terça-feira (26). O acordo foi estabelecido após 50 dias de guerra. Em julho, o governo brasileiro convocou ao país seu embaixador em Tel-Aviv para consultas após considerar "inaceitável a escalada de violência" e condenar "energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza". Na ocasião, um porta-voz de Israel afirmou que a decisão brasileira não contribuía para "encorajar a calma e a estabilidade na região" e chamou o país de "anão diplomático". A medida de convocar um embaixador é excepcional e tomada quando o governo quer demonstrar descontentamento e avalia que a situação no outro país é grave. A nota do Itamaraty informa que as consultas com o embaixador Henrique da Silveira Sardinha Pinto, para avaliar a situação no Oriente Médio, já foram concluídas. O texto também felicita o cessar-fogo entre Israel e Palestina, que, na visão do Itamaraty, pode contribuir para alcançar a paz no local. (G1)

Comente agora
28
Ago
Vítimas do acidente em Santos serão indenizadas, diz PSB
Postado por: Anacley Souza / 14:45h

O coordenador do comitê financeiro da campanha de Marina Silva (PSB) à Presidência da República, Márcio França, afirmou que serão indenizados todos os familiares das vítimas da queda do jato Cessna, que era utilizado na campanha de Eduardo Campos. No acidente morreram o ex-governador de Pernambuco, então candidato do PSB à Presidência da República, quatro assessores e os pilotos. Dezenas de moradores de Santos, onde o jato caiu, sofreram ferimentos e tiveram de ser socorridos em hospitais. Outros tiveram de sair de suas casas. "O pagamento da indenização será feito ou pelo seguro do avião ou pelo próprio PSB", garantiu França. Nesta quarta-feira (27) o advogado Antonio Campos, irmão do ex-governador, visitou as famílias cujas casas foram atingidas pelo acidente aéreo de 13 de agosto. Antonio disse que é importante descobrir quem são os donos da aeronave para que o processo de responsabilização seja feito. Ele se colocou à disposição para ajudar os donos dos imóveis a buscar o ressarcimento dos prejuízos. "Vamos juntar esforços para trabalhar no sentido de reparar os danos das seis casas", afirmou. O advogado negou que tenha oferecido pagamento de indenização para os moradores. "Eduardo é mais uma vítima", justificou. Uma forte polêmica envolve o jato. Ele pertence à AF Andrade, empresa de Ribeirão Preto que está em recuperação judicial. De acordo com o PSB, o avião era de dois empresários e tinha sido locado para a campanha presidencial. "O Eduardo Campos contratou a aeronave e voou nela. Não sei se o contrato foi oneroso ou não. Isso nós vamos apurar", disse França. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
28
Ago
Dilma sanciona lei que gratifica membros do MPU; norma exclui vantagem a juízes
Postado por: Anacley Souza / 13:35h

Decreto da presidente, Dilma Rousseff, institui a gratificação por exercício cumulativo de ofícios dos membros do Ministério Público da União (MPU). A norma, sancionada com um veto e publicada no Diário Oficial da União (DOU), prevê gratificação para integrantes do MPU que forem designados para substituir ou acumular função por um período superior a três dias. O artigo vetado incluía a magistratura da União dentre os cargos contemplados com a gratificação, no caso de acumulação de juízo, acervo processual ou função administrativa. De acordo com o projeto aprovado pelo Congresso e vetado pela presidenta, as despesas correriam por conta das dotações orçamentárias do Poder Judiciário. A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) criticou o veto, e afirmou, em nota, que a medida evita que os magistrados exerçam trabalho relevante sem a contraprestação respectiva. (Agência Brasil)

Comente agora
28
Ago
Greve na Argentina faz companhias cancelarem voos para Buenos Aires
Postado por: L / 10:43h

Diversas companhias aéreas cancelaram voos entre o aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo e o Aeroparque de Buenos Aires nesta quinta-feira (28) devido à greve geral convocada no país nesta quinta-feira (28). Às 7h15, pelo menos 16 cancelamentos tinham sido comunicados pelas companhias ou pela GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos, a maioria com destino ao Aeroparque Jorge Newbery. O Aeroparque é o aeroporto localizado na cidade de Buenos Aires. Voos com destino ao aeroporto internacional de Ezeiza, na região metropolitana da capital argentina, saíam normalmente na manhã desta quinta, segundo a GRU Airport. A companhia chilena LAN, no entanto, comunicou ao aeroporto de Guarulhos o cancelamento de voos que operam desde o aeroporto de Ezeiza.

Veja quais são os voos cancelados:

TAM

8014 (Guarulhos - Aeroparque) - 7h15

8009 (Aeroparque - Guarulhos) - 11h15

8010 (Guarulhos - Aeroparque) - 11h05

8005 (Aeroparque - Guarulhos) - 15h05

Comente agora
28
Ago
Brasil tem 202.768.562 habitantes, estima IBGE
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:26h

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado nesta quinta-feira (28) estima que o Brasil tem 202.768.562 habitantes. Os dados estão no "Diário Oficial da União" e a data de referência usada é 1º de julho de 2014. Segundo o IBGE, desde a última estimativa, de julho de 2013, o Brasil tem mais 1.735.848 habitantes — um aumento de 0,8%. O texto também traz as estimativas populacionais de cada município do país. Entre as unidades da federação, o estado mais populoso continua sendo São Paulo, que conta com mais de 44 milhões de residentes. O estado de Minas Gerais tem 20,7 milhões de habitantes e o Rio de Janeiro tem 16,46 milhões. A Bahia tem 15,12 milhões e o Rio Grande do Sul, 11,20 milhões. O menos populoso é o estado do Amapá, com 750.912 habitantes. Entre as menos populosas estão Serra da Saudade (MG), com 822 moradores, e Borá (SP), com 835 habitantes. A projeção das populações é feita anualmente a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.

Comente agora
28
Ago
Posição social e renda já foram critérios para que brasileiro pudesse votar
Postado por: Letícia Oliveira / 07:59h

No próximo dia 5 de outubro, brasileiros escolherão presidente da República, governadores, senadores e deputados em eleições diretas. Poderão votar todos aqueles que tenham título de eleitor, documento emitido para brasileiros a partir dos 16 anos. Mas nem sempre o voto foi um direito universal no país. Quando o Brasil era colônia de Portugal e, posteriormente, um império independente, votava quem atendia a critérios de posição social e renda. O direito de eleger representantes também não podia ser exercido por mulheres até 1932, e, por analfabetos, por mais tempo ainda, até a promulgação da Constituição de 1988. O professor Antônio Barbosa, do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), avalia que, embora ocorressem eleições nos períodos colonial e imperial, o amadurecimento do Brasil como democracia está diretamente ligado à chegada da República (1890).

Comente agora
28
Ago
Irmão de Campos visita famílias prejudicadas
Postado por: Letícia Oliveira / 07:49h

O advogado Antonio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, visitou nesta quarta-feira as famílias cujas casas foram atingidas pelo acidente aéreo que vitimou o candidato à Presidência da República e outras seis pessoas no dia 13 de agosto em Santos, no litoral paulista. O irmão do candidato do PSB disse que é importante descobrir quem são os donos da aeronave e quem deve ser responsabilizado pela tragédia. Ele se colocou à disposição para ajudar os donos dos imóveis a buscar o ressarcimento dos prejuízos causados pela queda. "Vamos juntar esforços para trabalhar no sentido de reparar os danos das seis casas", afirmou Antonio Campos ao Broadcast Político, serviço da Agência Estado de notícias em tempo real. Ele evitou falar sobre as divergências envolvendo a propriedade do Cessna Citation usado pelo candidato e disse que só os advogados do PSB devem se pronunciar sobre o assunto. A Polícia Federal suspeita que empresas sem lastro financeiro ou com endereços fantasmas custearam o pagamento de uma dívida de R$ 1,7 milhão para a compra do jatinho. Antonio Campos ressaltou que não ofereceu pagamento de indenização para os moradores.

Comente agora
28
Ago
Defesa recorre à CCJ contra processo de cassação do mandato de Vargas
Postado por: Letícia Oliveira / 07:26h

A defesa do deputado André Vargas (sem partido-PR) apresentou, há pouco, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, recurso para tentar barrar a decisão do Conselho de Ética da Casa que aprovou, na semana passada, o pedido de cassação do mandato do parlamentar. Os advogados de Vargas argumentaram que houve cerceamento de defesa do acusado e que foi acelerada a tramitação do processo, além de terem sido convocados para a votação do parecer que propunha a cassação de mandato deputados que não integram o Conselho de Ética. Segundo a defesa de Vargas, a CCJ deverá anular o processo, uma vez que houve “flagrante violação do princípio do juiz natural, com a criação de um tribunal de exceção e nomeação de julgadores na undécima hora e após iniciado o julgamento, os quais sequer integravam o Conselho de Ética”. Os advogados que assinam o recurso – Michel Saliba, Gabriela Guimarães e Marcus Vinicius Gusmão – afirmam que o relator do processo, Júlio Delgado (PSB-MG), não quis tomar o depoimento de duas testemunhas de defesa de Vargas e do próprio deputado, que se dispôs a prestar esclarecimentos ao colegiado. No entanto, na penúltima reunião do conselho, destinada à apresentação, discussão e votação do parecer, a defesa pediu que fossem ouvidas as duas testemunhas, mas o relator disse que já estava encerrada a fase de instrução e que não poderia mais tomar depoimentos. (Agência Brasil)

Comente agora
27
Ago
Mega-Sena acumula, e prêmio pode chegar a R$ 38 milhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:16h

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.630 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (27), em Osasco (SP). No próximo sorteio, que vai acontecer no sábado (30) a previsão é que o prêmio chegue a R$ 38 milhões. Veja as dezenas: 01 - 07 - 30 - 43 - 44 - 54. A quina teve 81 acertadores e cada um vai levar R$ 39.324,58. Já a quadra pagará R$ 709,67 para cada um de seus 6.412 ganhadores.

Comente agora
27
Ago
Menina pode ser expulsa de colégio por ser considerada gorda demais; mãe acusa a escola de bullying
Postado por: Anacley Souza / 17:09h

A mãe de uma garota de 12 anos que pesa 146 quilos e frequenta a Escola Estadual Pedro de Mello, no distrito de Tupi, na zona rural de Piracicaba (SP), reclama do tratamento dado à estudante em razão da obesidade. Segundo a genitora, a direção sugeriu que a menina fosse retirada do estabelecimento de ensino. "Eu me senti ofendida. Minha filha é obesa e hipertensa, mas faz o controle com medicamentos. Isso não justifica um pedido desses", disse a vendedora Cláudia de Almeida Martins Rodrigues, de 42 anos. A Secretaria Estadual da Educação exigiu um laudo médico sobre as condições de saúde da jovem, que também é vítima de bullying praticado por alunos, de acordo com a mãe. Cláudia relatou que foi obrigada a assinar, no último dia 8, um termo de responsabilidade de próprio punho para que a filha pudesse frequentar as aulas de educação física. No dia 12, recebeu um comunicado da escola para que providenciasse um documento médico com autorização para as atividades esportivas, já que a menina apresentava "comportamento ofegante, chamando a atenção por ser fora do normal". Dias depois a mãe levou à escola um laudo assinado por um profissional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde a garota é acompanhada. No laudo, o médico escreveu que a "paciente não apresenta contraindicação para atividades escolares, mas tem limitações temporárias para atividades físicas até o controle da pressão arterial". Em nota da assessoria de imprensa, a Secretaria da Educação informou que as ações da direção tiveram como foco o bem-estar da estudante.

Comente agora
27
Ago
Bispo entra em disputa pessoal com Edir Macedo e promete templo maior que o de Salomão
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:24h

O Templo de Salomão, inaugurado em São Paulo pelo bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, vai ganhar um concorrente. Pelo menos no que diz respeito ao tamanho, a Arena Hall, que promete abrigar 18 mil pessoas sentadas, vai ser bastante superior. Trata-se de um projeto do bispo Rodovalho, líder da Sara Nossa Terra, que resolveu promover uma competição particular com Macedo. A ideia é tão séria que Rodovalho lançou, no domingo passado, o desafio. A Arena será utilizada para shows e cultos. Se sair mesmo, o novo templo terá quase o dobro da capacidade do Templo de Salomão. De acordo com informações da Veja, a construção será executada através de doações dos fiéis. (BN)

Comente agora
27
Ago
20% dos brasileiros entre 18 e 25 anos de idade nem trabalha e nem estuda
Postado por: Anacley Souza / 15:19h

Jovens que não estudam e nem trabalham passaram a ser intitulados como “Geração Nem Nem”. O tema, debatido na novela da Rede Globo, “Geração Brasil, é discutido há anos pelos governos estaduais de todo o país, que tentam reduzir o número de jovens que se encaixam nesse perfil. N a chamada “Geração Nem Nem”, aqueles que deveriam ser o “futuro” do país, seguem suas vidas como um barco sem direção sem nenhuma perspectiva, ou seja, nada de trabalhar nem estudar. No Nordeste 25% dos jovens estão neste perfil. A média nordestina ultrapassa a média geral do país, que é de 19%, segundo dados da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE). A região do Sul o índice é 13% e o Sudeste 17%. A secretaria, no entanto, dispõe de dados referentes a 2009, e são contabilizadas pessoas na faixa etária de 14 a 29 anos. Conforme a última pesquisa divulgada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, um em cada cinco brasileiros entre 18 e 25 anos não trabalha nem estuda. Na parcela da população com renda per capita de até R$ 77,75, a geração “Nem Nem” chega a 46,2%. Conforme o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Nilton Vasconcelos, há uma constante preocupação do estado em adotar políticas para reduzir os índices.

Comente agora
27
Ago
Governo transfere 3,2 milhões de hectares para reforma agrária
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 14:58h

O governo federal deve determinar, nesta quarta-feira (27), a destinação de 3,2 milhões de hectares de terra à reforça agrária e à conservação do meio ambiente nos estados do Acre, Amazonas, Pará e de Rondônia. Do total, 86 mil hectares do Programa Terra Legal serão para reforma agrária e 62,5 mil beneficiarão 806 famílias, com ampliação da reserva legal do Projeto de Assentamento Acari, nos municípios de Borba, Novo Aripuanã e Apuí, no Amazonas. Uma cerimônia será realizada às 15h com a presença dos ministros Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Carlos Guedes. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
27
Ago
Presas fazem fotos sensuais dentro da cadeia e postam na internet
Postado por: Letícia Oliveira / 11:40h

Pelo menos duas presas da cadeia pública de Guarapuava, na região central do Paraná, publicaram dezenas de fotos sensuais tiradas de dentro das celas em perfis pessoais no Facebook. Um agente carcerário, que não quis se identificar, confirmou que as duas mulheres estavam presas quando as fotos foram disponibilizadas na rede social. As postagens, que foram publicadas em abril deste ano, mostram as detentas seminuas fazendo poses sensuais em cima das camas de cimento das celas. Ainda conforme o agente, os responsáveis pela cadeia ficaram sabendo sobre as postagens ainda em abril e, à época, os aparelhos celulares foram apreendidos e as presas sofreram sanções administrativas aplicáveis nesse caso. Segundo ele, a cadeia pública de Guarapuava possui procedimentos para impedir a entrada de celulares na carceragem, como detectores de metais e revista em visitantes.

Comente agora
27
Ago
Mega Sena sorteia R$ 33 milhões nesta quarta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:27h

A Mega-Sena promete pagar R$ 33 milhões para o apostador que acertar os seis números do concurso 1.630 que serão sorteados às 20h25 desta quarta-feira. No último sábado, ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.629 e o prêmio de R$ 25,2 milhões acumulou. Confira os números sorteados no último concurso: 04 - 20 - 24 - 35 - 47 - 59. Noventa e duas pessoas acertaram a quina e levaram um prêmio de R$ 24.320,52 e 5.701 acertaram quatro dezenas e ganharam R$ 560,67.

Comente agora
27
Ago
90 das 100 maiores cidades reduzem pouco ou nada o desperdício de água
Postado por: Letícia Oliveira / 10:58h

Em época de seca e escassez de água, o ranking de saneamento básico divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil mostra que, das 100 maiores cidades brasileiras, 90 não conseguiram reduzir as perdas de água decorrentes de vazamentos, erros de medição, ligações clandestinas e outras irregularidades, entre os anos de 2011 e 2012. Nestas cidades, a redução das perdas foi nula ou de até 10%. Os dados do estudo são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades. A última atualização é referente a 2012. O ranking considera perda aquela água que foi tratada e fornecida para consumo, mas que não foi cobrada porque se perdeu em vazamentos, foi roubada em ligações clandestinas ou teve erros na medição. Sem o retorno do dinheiro gasto com energia e produtos químicos para tratar a água, as empresas investem menos na melhoria do sistema. Segundo o levantamento, em 62 das 100 cidades analisadas, se perdeu entre 30% e 60% da água tratada para consumo no ano de 2012. Em cidades como Porto Velho e Macapá, a cada 10 litros de água produzidos, 7 eram perdidos. Somente quatro cidades conseguiram manter as perdas abaixo de 15%.

Comente agora
27
Ago
Dilma veta projeto de lei sobre criação de municípios
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 10:32h

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente, por contrariedade ao interesse público, o projeto de lei que tratava da a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios. A mensagem de veto e justificativa pela decisão foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 27. O Ministério da Fazenda foi consultado sobre a proposta. A conclusão foi que a iniciativa representava gastos, colocando em risco o equilíbrio da responsabilidade fiscal. "Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal na federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas. Mantidos os atuais critérios de repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o desmembramento de um município causa desequilíbrio de recursos dentro do seu Estado, acarretando dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes", explica a mensagem de Dilma, direcionada ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL). O plenário do Senado aprovou em 5 de agosto texto sobre a criação de municípios. O material seguiu para a sanção presidencial porque já havia passado pela Câmara dos Deputados. A votação da matéria tinha sido resultado de acordo entre Executivo e Legislativo após a presidente Dilma Rousseff ter vetado, em meados de novembro do ano passado, uma proposta apreciada pelo Congresso que regulamentava novos municípios. (Estadão)

Comente agora
27
Ago
Para PF, compra do jato de Campos envolve ‘fantasmas’
Postado por: Letícia Oliveira / 10:08h

Empresas sem lastro financeiro ou com endereços fantasmas custearam o pagamento de uma dívida de R$ 1,7 milhão para a compra do Cessna Citation usado por Eduardo Campos. São seis empresas e pessoas que fizeram transferências bancárias para a AF Andrade em troca do uso do jato, antes da compra ser efetivada e aprovada. A Polícia Federal já tem em mãos os depósitos feitos e sabe que algumas das fontes pagadoras da compra são firmas supostamente fantasmas. Uma delas é a Geovane Pescados, em Recife. Outra é a Câmara e Vasconcelos, que depositou R$ 159 mil. Em nota nesta terça-feira, 26, o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho admitiu estar à frente do negócio com a AF Andrade e captou empréstimos para a quitar a dívida do financiamento. “Os valores recebidos foram para pagar parcelas vencidas do leasing do avião (…) para permitir que a Cessna, financiadora da aeronave, agilizasse a operação de venda”, afirmou.

Comente agora
27
Ago
Dilma sanciona lei que cria gratificação no MPU
Postado por: Letícia Oliveira / 09:37h

A regra que cria gratificação por exercício cumulativo para membros do Ministério Público da União (MPU) foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff. “Fica instituída a gratificação por exercício cumulativo de ofícios no âmbito do Ministério Público da União. A gratificação será devida aos membros do Ministério Público da União que forem designados em substituição, na forma do regulamento, desde que a designação importe acumulação de ofícios por período superior a 3 dias úteis”, cita a Lei nº 13.024, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 27. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em seis de agosto a criação de uma gratificação especial – de um terço sobre o salário – aos integrantes do MPU que acumulem funções. A proposta já havia sido aprovada pelo plenário da Câmara no início de março, mas os senadores decidiram modificar o texto e excluir a magistratura do benefício e, por isso, o texto voltou para ser apreciado novamente pelos deputados, como exige o trâmite no Congresso. A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) pressionou pela criação de uma gratificação semelhante para os juízes e o artigo foi reincorporado na Câmara.

Comente agora
26
Ago
PSB confirma que avião de Campos foi cedido por empresários
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:44h

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) de Marina Silva informou nesta terça-feira (26) que a aeronave onde Eduardo Campos viajava – e que se envolveu em acidente fatal no último dia 13 – era mesmo de propriedade dos empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Franco e Apolo Santana Vieira, amigos pessoais de Campos. Em nota, o presidente da sigla, Roberto Amaral, afirmou que o avião prefixo PR-AFA foi cedido para a campanha do PSB em forma de empréstimo informal, com compromisso do partido fazer o pagamento de todas as horas de voo após o término da disputa: “A aeronave de prefixo PR-AFA, em cujo acidente faleceu seu presidente, Eduardo Henrique Aciolly Campos, nosso candidato à presidência da República, teve seu uso – de conhecimento público – autorizado pelos empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira.

Comente agora
26
Ago
Aécio diz que vai conceder um salário para jovens estudarem
Postado por: Letícia Oliveira / 18:13h

O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) disse hoje (26) que pretende, se eleito, implementar o programa Mutirão de Oportunidades, que garantirá um salário mínimo para 11 milhões de jovens que não tenham feito ou completado o ensino fundamental e 9 milhões que não tenham concluído o ensino médio, totalizando 20 milhões de bolsas. Serão contemplados jovens de 18 a 29 anos. “Nós temos hoje, no Brasil, 20 milhões de jovens que não completaram o ensino fundamental ou o ensino médio. São brasileiros esquecidos, do ponto de vista da educação, e nós queremos resgatá-los. Estamos apresentando o programa chamado Mutirão de Oportunidades. Nós vamos buscar esses brasileiros que não concluíram esses cursos para que eles possam fazê-los”, disse o candidato, em entrevista coletiva. Segundo ele, os recursos virão da exploração do petróleo do pré-sal e do aumento de verbas para o Plano Nacional da Educação.

Comente agora
26
Ago
Vereador acusado de matar torcedor é preso em Franco da Rocha
Postado por: Anacley Souza / 17:55h

O vereador Raimundo César Faustino (PT), de Francisco Morato, foi preso na tarde desta terça-feira (26) em uma de suas propriedades em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Corintiano, ele é acusado de homicídio, rixa qualificada e lesão corporal por causa da briga que matou um torcedor do Palmeiras no dia 17. O advogado de Faustino, Thiago de Siqueira Coscia, negou envolvimento do vereador na briga. “Ele não participou dos fatos, das ocorrências, nada que possa vincular a imagem dele a essas agressões”, disse. Capá, como é conhecido, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após ser acusado de se envolver na briga que resultou na morte do professor Gilberto Torres Pereira, de 30 anos. Agredido com um pedaço de pau, Pereira foi internado com traumatismo craniano e morreu na noite de quarta-feira (20). O conflito ocorreu perto da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em Franco da Rocha, Grande São Paulo. Nesta segunda-feira (25), a Comissão Executiva do PT de São Paulo decidiu suspender por 60 dias Faustino e os filiados Leonardo Gomes dos Santos e Gentil Chaves Siani, que também participaram da briga. O vereador era candidato a deputado estadual, mas teve sua candidatura inviabilizada pelo partido.(G1)

Comente agora
26
Ago
Agnelo Queiroz, Governador do DF sofre acidente de moto
Postado por: Anacley Souza / 17:06h

O governador Agnelo Queiroz sofreu um acidente de moto nesta terça-feira (26) na residência oficial de Águas Claras, no Distrito Federal. De acordo com a assessoria de Agnelo, ele teve um corte profundo na coxa e precisou levar pontos. Agnelo foi atendido no Hospital Regional de Taguatinga. Agnelo estava em uma moto Harley Davidson registrada no nome dele. De acordo com a assessoria, ao voltar de um evento de campanha, ele pegou a moto para andar ao redor da casa para recarregar a bateria do veículo. A moto deslizou, e Agnelo caiu. O corte foi pequeno, mas profundo, de acordo com a assessoria. Ainda segundo a assessoria, ele vai seguir com a agenda de campanha, mas nos próximos três dias não poderá fazer caminhadas por não poder dobrar o joelho por recomendações médicas. Compromissos em que o governador puder realizar sentado estão confirmados na agenda. (Globo)

Comente agora
26
Ago
Brasil passa a fabricar óculos baratos com moradores de rua
Postado por: Anacley Souza / 15:31h

A Fundação One Dollar Glasses (Óculos de um dólar) nunca acreditou no dito popular que diz que “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Para a fundação alemã, o que os olhos não veem, o coração sente, sim. Por isso, em junho de 2012, o inventor Martin Aufmuth criou uma máquina capaz de produzir óculos a custo baixo, usando apenas três materiais: aço flexível, lentes de policarbonato e plástico. Patenteou a máquina e criou uma fundação sem fins lucrativos para garantir que todas as pessoas tivessem acesso quase gratuito aos óculos de grau. “Estima-se que existam no mundo 150 milhões de pessoas que precisem de óculos, mas não podem pagar por ele. Sem enxergar bem, elas não podem aprender, não podem trabalhar nem sustentar suas famílias. Nossa solução são os óculos de US$ 1, que utilizam poucos materiais e podem ser produzidos localmente com máquinas simples”, informa o site. O projeto foi implementado com sucesso na Etiópia, Benin, Ruanda e Burkina Faso, na África; Nicarágua, na América Central; Bolívia, na América do Sul, e acaba de chegar ao Brasil, sob o nome de Projeto Renovatio, por meio de uma parceria com a organização estudantil global Enactus Insper. A iniciativa é responsável por capacitar moradores desses países para que possam produzir os óculos de forma independente e sustentável.

Comente agora
26
Ago
Infraero inicia mudança de identidade sonora nos aeroportos
Postado por: Anacley Souza / 15:23h

Os avisos sonoros e mensagens nos aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vão mudar. O primeiro a adotar a mudança é o Aeroporto Santos Dumont, inciada ontem (25). A novidade prevê uma maneira mais informal de comunicação e uma nova locutora com o intuito de se aproximar dos passageiros. A nova música mistura arranjos com diversos instrumentos, como violoncelo, berimbau, cuíca, flautas e acordeom, e será reproduzida em breve nos terminais do país e no sistema de atendimento ao cliente. As chamadas em espera, sites, eventos e mensagens nos aeroportos também terão um logotipo sonoro. A voz ouvida nos alto-falantes também será outra. Durante décadas, as mensagens eram anunciadas pela locutora Iris Lettieri, que agora será substituída por Ana Paula Aquino. A Infraero contratou uma agência especializada para criar a identidade sonora da empresa, levando em conta a opinião de quem trabalha nos aeroportos. (Agência Brasil)

Comente agora
26
Ago
Governo do Paraná confirma fim da rebelião em Cascavel; cinco presos foram mortos
Postado por: Letícia Oliveira / 12:47h

A Secretaria da Justiça, Direito Humanos e Cidadania (Seju) confirmou o fim da rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), às 3h30. Cinco detentos foram mortos e ao menos 25 ficaram feridos. Dos presos assassinatos, dois foram decapitados e dois morreram após serem jogados do telhado da unidade. Não há detalhes sobre a quinta vítima. Os dois agentes penitenciários que eram mantidos reféns foram liberados. Eles estavam feridos, mas não correm risco de morte. A Seju informou que até às 7h, 851 detentos tinham sido transferidos, sendo 143 retirados da unidade no domingo (24), quando começou o motim, e 708 entre a noite de segunda (25) e a madrugada desta terça (26). A unidade prisional tem capacidade para abrigar 1.116 pessoas e estava com 1.044 presos no início do levante, que causou danos em 80% da estrutura física da penitenciária: das 24 alas, 20 foram destruídas. Com informações do portal G1.

Comente agora
26
Ago
Vídeo obtido em perícia mostra briga de Bernardo com família, diz delegada
Postado por: Letícia Oliveira / 10:46h

Um vídeo obtido durante uma perícia no telefone celular de Leandro Boldrini, pai do menino Bernardo, figura entre as provas no processo da morte da criança. Minutos antes da primeira audiência referente ao caso no Fórum de Três Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul, a delegada Caroline Bamberg revelou a existência de imagens que mostrariam uma briga entre o garoto, o pai e a madrasta, Graciele Ugulini, e ameaças por parte dela ao garoto. "Tem um vídeo em que o Bernardo fala que é agredido, uma briga entre os três, Leandro e Graciele. Demonstra muito bem o comportamento deles com o menino. O Bernardo pede socorro, grita. Reforça bem a acusação contra o Leandro", declarou Caroline. "O vídeo é bem revelador, vocês vão ter acesso. Também mostra ameaças da Graciele ao Bernardo, inclusive de morte", acrescentou. Segundo a delegada, o arquivo havia sido apagado do celular de Leandro, mas foi recuperado por técnicos do Instituto-Geral de Perícias. O corpo de Bernardo foi localizado no dia 14 de abril enterrado em um matagal na área rural de Frederico Westphalen, a cerca de 80 quilômetros de Três Passos, onde ele residia com a família. O menino estava desaparecido desde 4 de abril. Além de Leandro e Graciele, a amiga da madrasta Edelvania Wirganovicz e o irmão dela, Evandro Wirganovicz, estão presos e respondem por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Comente agora
26
Ago
Para ministra do STF, Estado não atende mais a sociedade
Postado por: Letícia Oliveira / 10:34h

A ministra Cármen Lúcia, vice-presidente eleita do Supremo Tribunal Federal, alertou nesta segunda-feira, 25, para a ameaça da insatisfação popular ante a descrença no Estado. Ao abordar a “avalanche de processos”, a ministra disse: “Muitas vezes, especialmente na parte administrativa, eu acho que estou maquiando cadáver. Esse Estado brasileiro, como está estruturado e como a Constituição previu há 25 anos, não atende mais a sociedade. O que era esperança, na década de 1980, pode se transformar em frustração. A tendência de uma frustração, o risco social é se transformar em fúria. E, quando a fúria ganha as ruas, nenhuma ideia de Justiça prevalece”. Cármen Lúcia participou de debate sobre foro privilegiado promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), ao lado do ex-presidente do STF Cezar Peluso e do criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira – o primeiro defendeu o foro especial, condenado com veemência pelo segundo. “Privilégios existem na monarquia, e não na República”, disse a ministra. “O Supremo é tribunal, não é corte. Não vejo como se garantir materialmente o princípio da igualdade, preservando os que são sim privilegiados.”

Comente agora
26
Ago
Funcionários deixam Senado após pane elétrica
Postado por: Letícia Oliveira / 08:42h

Uma pane elétrica no último andar do Anexo I do Senado na tarde desta segunda-feira (25) fez com que funcionários da Casa deixassem às pressas o prédio pela escada de emergência. Segundo o relato de trabalhadores e do Corpo de Bombeiros, que vistoriou o local, por volta das 16 horas houve um princípio de incêndio decorrente do superaquecimento da fiação elétrica na Casa de Máquinas, localizada no 28º andar. A pane gerou fumaça em alguns andares do prédio. Em nota, a Assessoria de Imprensa do Senado negou que tenha havido incêndio e destacou que, em nenhum momento, “os ocupantes do prédio estiveram em risco”. Assim que foi acionada, a equipe de brigadistas da Polícia da Casa esteve no local e verificou que houve um derretimento parcial das ligações elétricas do elevador número 2, o que gerou o “cheiro de borracha” no prédio. “Por precaução, todos os quatro elevadores foram desligados e as pessoas que lá estavam foram retiradas com segurança. Em seguida, os elevadores foram trazidos para o térreo e, assim que a fumaça existente foi dissipada, três deles foram religados, depois de vistoria de técnicos da empresa Atlas, responsável pela manutenção”, afirma a nota. O Corpo de Bombeiros esteve no local por volta das 16h30 e, informado das providências tomadas pela brigada, verificou a situação e liberou o retorno dos servidores ao trabalho. (Agência Estado)

Comente agora
26
Ago
MPF quer que órgãos federais investiguem acidente com Campos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:38h

O Ministério Público Federal (MPF) em Santos pediu a autoridades federais que investiguem as causas do desastre aéreo que vitimou sete pessoas no dia 13 de agosto, entre elas o presidenciável Eduardo Campos. No momento, apenas a Polícia Civil de São Paulo apura o caso. Segundo o MPF, a competência federal ocorre pelo fato de a Constituição estabelecer que a navegação aérea é responsabilidade da União. “A apuração sobre eventuais delitos que teriam levado à queda do jato em Santos é competência apenas de autoridades federais (Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal)”, argumentou o procurador da República Thiago Lacerda Nobre do MPF. No dia do acidente, o jato Cessna 560XL prefixo PR-AFA caiu por volta das 10h. A aeronave arremeteu devido ao mau tempo. Depois, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o avião, que atingiu casas e um bambuzal durante a queda, no bairro do Boqueirão, na cidade do litoral paulista. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
26
Ago
Chuva de granizo causa estragos em dezenas de municípios do Paraná
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:05h

A chuva de granizo que caiu na tarde desta segunda-feira (25) no Paraná deixou estragos, principalmente em municípios do noroeste e da região central do estado. As pedras de gelo chegaram a tamanhos semelhantes ao de uma laranja, conforme relato de moradores. Em geral, as tempestades duraram, em média, 20 minutos em cada ponto. No noroeste do estado, há registros de granizo nas seguintes cidades: Paranavaí, Cianorte, Loanda, Planaltina do Paraná, Querência do Norte, Nova Aliança do Ivaí, São Carlos do Ivaí, Santa Cruz do Monte Castelo, Mariluz, Santa Isabel do Ivaí e Umuarama. No norte, também choveu pedra em Maringá, Londrina, Mandaguaçu, Itambé, entre outras cidades. No município de Pinhão, na região central, pelo menos 100 casas ficaram danificadas depois da chuva de granizo que caiu em algumas regiões do Paraná na tarde desta segunda-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, as pedras de gelo ficaram acumuladas pelas ruas da localidade de Faxinal do Céu, a 30 km de Pinhão, e o tamanho das pedras chamou a atenção dos moradores. Cerca de 80 casas ficaram destelhadas em Nova Aliança do Ivaí, próximo a Paranavaí. De acordo com levantamento do município, pelo menos 20 famílias estão desalojadas e foram levadas para o ginásio municipal. O toldo de um posto de atendimento montado na praça da igreja central também foi destruído pelas pedras.

Comente agora
26
Ago
Após 45 h, presos libertam reféns e terminam rebelião
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:58h

A rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) foi encerrada por volta das 3h30 desta terça-feira (26). Os detentos estavam rebelados desde as 6h30 de domingo (24). De acordo com a Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Seju), cinco detentos foram mortos e pelo menos 25 ficaram feridos. Os dois agentes penitenciários, que eram mantidos reféns desde o início do motim, foram libertados. Eles estavam feridos e precisaram de atendimento médico, mas já foram liberados e não correm risco de morte. Até as 7h, a Seju informou que 851 detentos tinham sido transferidos da unidade. Desse total de transferências, 143 foram efetuadas no domingo e 708 foram entre a noite de segunda (25) e madrugada desta terça.

Comente agora
26
Ago
Sérgio Gabrielli recorre ao Supremo Federal para ter bens desbloqueados
Postado por: Letícia Oliveira / 07:13h

O ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e outros ex-diretores da estatal recorreram ontem ao plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar desbloquear seus bens, bloqueados por decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) no processo administrativo que apura prejuízos causados com a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. No recurso, Gabrielli e outros ex-diretores alegam, em sua defesa, que a decisão do TCU, que determinou o bloqueio dos bens, foi baseada em uma interpretação equivocada das informações prestadas pela Petrobras e estão fora do contexto econômico. No dia 13 de agosto, o ministro Gilmar Mendes decidiu manter a decisão do TCU que determinou o bloqueio dos bens de Gabrielli e de outros ex-diretores. Na mesma decisão, Mendes deixou de analisar o pedido da presidenta da estatal, Graça Foster, para evitar o bloqueio. O ministro vai analisar a questão após manifestação do TCU no processo. No dia 23 de julho, o TCU determinou que ex-executivos da estatal devolvam aos cofres públicos US$ 792,3 milhões pelos prejuízos causados com a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, entre eles Gabrielli. No caso de Graça Foster, mesmo não tendo sido incluída na decisão, a defesa da presidenta antecipou-se ao julgamento do TCU para evitar o bloqueio. (Tribuna)

Comente agora
25
Ago
Número de academias aumenta 133% em 5 anos; veja dicas para montar negócio
Postado por: Letícia Oliveira / 23:51h

Em apenas cinco anos, o número de academias no Brasil teve um crescimento de 133%, segundo levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). De acordo com a entidade, o setor tinha 9.300 estabelecimentos atuando nesse ramo, em 2007, e saltou para 21,7 mil, em 2012. A pesquisa foi feita exclusivamente com as micro e pequenas empresas. Para o cálculo, a entidade usou a base de dados da Receita Federal e avaliou quantos estabelecimentos foram abertos no período. "Há dois fatores para esse aumento no volume de academias. O primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida, mais saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas oportunidades", afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae. De acordo com Barretto, se depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o que mostram os acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae, que reúne uma seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o potencial empreendedor pode investir. A categoria academia de ginástica foi a ideia mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações, seguida de empresa de alimentos congelados, com 1.637 acessos. 

A seguir, veja dicas do Sebrae para montar um negócio na área: 

Comunique-se com o cliente: A partir do cadastro dos alunos, envie cartões e mensagens de aniversário, informe-os sobre novos serviços, modalidades esportivas, eventos e promoções da academia.  

Esteja presente:

Comente agora
25
Ago
MPF investiga Eike e executivos por divulgação inadequada de informação
Postado por: Letícia Oliveira / 15:54h

O empresário Eike Batista é alvo de mais uma investigação que envolve a empresa Óleo e Gás Participações S.A. O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro apura eventual responsabilidade do diretor e outros sete executivos da petroleira OGX na divulgação inadequada de informações ao mercado. A empresa está em recuperação judicial. O processo administrativo, encaminhado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), trata de "possível divulgação inadequada de fatos relevantes no período de 2009 a 2012, bem como de fato relevante omisso em 13/03/2013, com o condão [intuito] de induzir investidores a erro". No fato relevante - aviso que as empresas publicam a respeito de algo que acreditam ser de interesse de seus acionistas - de 13 março de 2013, a OGX declarou comercialidade das acumulações de Pipeline, Fuji e Illimani na Bacia de Campos e submeteu planos de avaliação de descoberta (PAD) nas bacias de Campos e Santos. “O final do período exploratório para as bacias de Campos e Santos representa a transição da OGX para uma etapa focada no desenvolvimento de nossos ativos e avanço na produção. Seguimos com a execução de nossos projetos buscando recursos de qualidade e as melhores práticas da indústria para a otimização dos reservatórios existentes”, comentou Luiz Carneiro, Diretor Presidente da OGX, em fato relevante.

Comente agora
25
Ago
3 de 4 indenizações do DPVAT são por acidente de moto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:40h

O número de indenizações do seguro obrigatório de carros (DPVAT) subiu para 340.539 no primeiro semestre de 2014, o que representa uma alta de 14% ante o mesmo período do ano anterior, segundo informou nesta segunda-feira (25) a Líder, administradora do seguro no Brasil. Deste total, acidentes com motocicletas significaram 75% dos pagamentos (256.387) e os com automóveis, 23% (67.906). De acordo com a empresa, o número de mortes caiu 13%, mas o volume de indenizações por invalidez subiu 21% no mesmo período. O percentual de pagamentos por afastamento definitivo do trabalho é 76% do total (259.845). Para o diretor-presidente da Líder-DPVAT, Ricardo Xavier, o aumento dos pagamentos é impulsionado por maior conhecimento dos brasileiros sobre seus direitos, e também pelo aumento no número de acidentes no país, principalmente de motos, que são 27% dos veículos da frota nacional. (G1)

Comente agora
25
Ago
Empresas de engenharia contestam licitação milionária do Dnit
Postado por: Anacley Souza / 11:32h

A quatro meses do fim do mandato da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT) realiza, no próximo dia 27, uma licitação de quase 700 milhões reais para contratar serviços de consultoria em gestão e engenharia com prazo de cinco anos. A concorrência é contestada por empresas do setor de engenharia consultiva, que apontam características incomuns no edital aprovado às pressas em junho sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que pula etapas da lei de licitações. As principais formalidades do edital foram aprovadas num único dia, na mesma semana em que Dilma substituiu o titular do Ministério dos Transportes, César Borges, pelo antecessor Paulo Sérgio Passos por pressão do PR. A legenda ameaçava deixar a aliança eleitoral dela. Um escândalo no órgão já fez com que o presidente do DNIT, Luiz Antônio Pagot, deixasse o cargo e que o antigo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, do PR, fosse retirado da pasta. Associações de empresas do setor pediram a impugnação do edital 354/14 ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Controladoria Geral da União (CGU) e ao próprio Dnit, autarquia subordinada ao Ministério dos Transportes. Segundo José Roberto Bernasconi, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), o contrato de R$ 689,7 milhões, dividido em cinco lotes, é um dos maiores já feitos pelo Dnit nessa área.

Comente agora
25
Ago
Estão abertas as inscrições para a Conferência Jovens Fora de Série
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 11:03h

Os pastores Davi Lago, Marcos Madaleno, Mac Anderson e Eliel Lima estão confirmados como preletores da Conferência Jovens Fora de Série que vai acontecer entre os dias 4 e 6 de setembro na Igreja Comunidade das Nações, em Brasília. Segundo a assessoria da igreja o objetivo do evento é reunir jovens “Fora de Série” para romper as barreiras de um cristianismo de pouca importância e apático, e conquistar as nações através do poder do Evangelho. “A Conferência será um momento onde clamaremos pelo Reino de Deus e diremos: o que for fazer nessa geração, não faça sem nós”, disse Junior Cabral, líder da Rede Jovens da Capital Livres da Comunidade das Nações. Além dos preletores que irão ministrar os presentes, a igreja convidou o humorista Jonathan Nemer para participar da Conferência e ainda os cantores Junior Neguebe e Dito Rodrigues para fazer o louvor. Para participar da Conferência Jovens Fora de Série é preciso se inscrever até o dia 28 de agosto na igreja Comunidade das Nações na Asa Sul mediante o pagamento da taxa de inscrição que custa R$ 30,00. Quem se inscrever ganha uma camiseta do evento.

Serviço:

  1. Conferência Jovens Fora de Série
  2. Data: 4, 5 e 6 de setembro
  3. Local: Comunidade das Nações
  4. Endereço: W3 Sul, quadra 513, bloco A – Brasília – Distrito Federal
  5. Contato: (61) 3346-2121
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com