As comentadas


Boa tarde , Sexta-feira, 31/07/2015








Enquete



Reflita

Blog

Brasil

31
Jul
'Atrocidade', diz mãe de morto por trem no Rio
Postado por: Ionara Peixoto / 15:05h

O vendedor ambulante Adílio Cabral dos Santos, que foi atropelado na estaçaõ de Madureira por um trem da SuperVia na terça-feira (28), estava trabalhando no momento do acidente, segundo familiares. De acordo com a mãe e o irmão da vítima, Adílio vendia balas e doces nos trens. Os parentes estiveram na 29a DP (Madureira) nesta sexta-feira (31) para prestar depoimento sobre o episódio.Após o atropelamento, um funcionário da SuperVia autorizou a passagem de um trem sobre o corpo de Adílio, como mostra um vídeo exibido pelo RJTV. As imagens que mostram o corpo sobre os trilhos e o trem se aproximando. Um homem de roupa laranja, que parece ser funcionário da Supervia, acena para o maquinista. O trem, então, avança devagar.A Supervia admitiu nesta quinta-feira (30) ter autorizado a passagem de um trem sobre o corpo de um homem e o governo afirmou que os responsáveis serão punidos.

Comente agora
31
Jul
Instituto Lula diz que foi alvo de ataque a bomba na quinta-feira
Postado por: Samile Macedo / 12:33h

O Instituto Lula informou por meio de nota à imprensa nesta sexta-feira, 31, ter sido alvo de um "ataque político com artefato explosivo" na noite de quinta-feira, 30. Segundo a nota, o objeto foi arremessado contra o prédio do instituto de dentro de um carro por volta das 22h. Não houve feridos. A bomba danificou o portal da garagem do prédio, local de trabalho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não houve nenhuma mensagem ou pichação. O Instituto Lula disse que já comunicou as polícias civil e militar, além do secretário de Segurança Pública do Estado de S. Paulo e o ministro da Justiça, sobre o incidente e que espera que os "responsáveis sejam identificados e punidos". Em maio deste ano, a sede do diretório municipal do PT em São Paulo também foi alvo de uma bomba. Com informações do Estadão Conteúdo/Notícias ao Minuto

Comente agora
31
Jul
Confiança na política desaba em 2015, diz Ibope
Postado por: Samile Macedo / 11:53h

O nível de confiança dos brasileiros nas instituições políticas desabou neste ano, depois de ter ficado praticamente estável em 2014, aponta pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira (30). As maiores quedas do chamado Índice de Confiança Social se deram em relação à presidente da República e aos partidos políticos, seguidos de perto pelo Congresso Nacional. O índice é medido desde 2009, sempre no mês de julho, e mede a confiança da população em 18 instituições e quatro grupos sociais. Até 2012 não houve grandes variações nos números. Em julho de 2013, após a onda de manifestações de protesto nas maiores cidades do país, a confiança caiu em relação a todas as instituições - entre elas empresas, bancos, polícia e até igrejas. Em 2015, porém, a queda foi seletiva: quase todas as instituições não ligadas ao mundo político mantiveram suas "notas" ou se recuperaram levemente, enquanto governo, partidos e parlamentares ampliaram seu desgaste. A confiança na presidente, por exemplo, caiu pela metade desde 2014: era de 44, em uma escala de zero a 100, e passou para 22. Em 2010, último ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o índice estava em 69 - mais do que o triplo do valor atual. A segunda maior queda afetou os partidos - seu índice de confiança passou de 30 para 17 entre 2014 e 2015.

Comente agora
31
Jul
Cachorro dorme em porta de hospital por 8 dias à espera de dona que morreu
Postado por: Samile Macedo / 11:22h

Um cachorro dormiu durante oito dias na porta de uma unidade hospitalar de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, espera da dona, uma mulher de 82 anos. Elmíria Silvério Barbosa, de 82 anos, morreu no domingo (26). Em entrevista ao G1 Mato Grosso do Sul, um funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a idosa tinha bronquite asmática e constantemente precisava receber atendimento. “A gente ia buscá-la direto em casa e o cachorro sempre estava lá. Ela foi encaminhada para o hospital e provavelmente o cachorro acompanhou um familiar e ficou por lá mesmo”, contou. O cachorro não saiu da porta da unidade por nada, segundo a recepcionista da unidade, Olga Caroline Baldi, também em entrevista ao G1 Mato Grosso do Sul. O caso provocou comoção e o animal foi levado por funcionários de um pet shop para que ele recebesse cuidados.

Comente agora
31
Jul
Pesquisa aponta que 75,6% dos agentes de segurança já foram ameaçados
Postado por: Samile Macedo / 11:18h

Pesquisa inédita realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgada nesta quinta-feira mostra como a vida dos agentes de segurança é afetada pelo exercício da profissão. Segundo o levantamento, 75,6% deles já foram ameaçados em serviço e 53,1%, fora dele. O estudo mostra que, por se sentirem em risco por conta do trabalho, eles mudam os hábitos quando estão fora do emprego. O uso de transporte público, por exemplo, é evitado por 61,8% dos entrevistados, enquanto 44,3% têm o hábito de esconder a farda e/ou o distintivo no percurso entre a casa e o local de trabalho, e 35,2% procuram esconder a profissão até mesmo de parentes e amigos. As mudanças de hábito mais notadas são a de observar o movimento da rua antes de entrar no prédio ou em casa (92,5%) e não sentar de costas para a entrada em locais públicos (87,4%). Embora sejam minoria, há ainda quem deixe de conviver com vizinhos e limite o círculo de amizade aos colegas de trabalho. A “Pesquisa de vitimização e risco entre profissionais do sistema de segurança pública”, produzida pelo Fórum em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Secretaria Nacional de Segurança de Segurança Pública, ouviu 10.495 agentes de segurança pública (policiais militares, civis, federais e rodoviários federais, além de bombeiros, guardas municipal e agentes penitenciários) de todo o país.

Comente agora
31
Jul
Informar o nome completo e CPF para postar na web poderá ser obrigatório
Postado por: Samile Macedo / 09:59h

Um Projeto de Lei (PL 1879/2015), de autoria do deputado Silvio Costa (PSC/PE), quer alterar o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) para incluir a exigência de guarda do nome completo e do número CPF dos internautas que quiserem publicar informações em blogs, postagens em fóruns, atualizações de status em redes sociais ou qualquer outro meio online. De acordo com o parlamentar, a proposta tem como objetivo a vedação, de maneira enfática, do anonimato na internet. “Essa simples exigência irá, por certo, coibir bastante as atitudes daqueles que, covardemente, se escondem atrás do anonimato para disseminarem mensagens criminosas na rede. Além disso, indivíduos que insistirem nesse tipo de conduta serão mais facilmente identificados e devidamente processados”, afirma Silvio Costa. Qualquer site que permita a exposição de ideias publicamente teria de armazenar essas informações de seus usuários. A obrigação seria estipulada pelo acréscimo de um parágrafo ao Marco Civil da Internet. “Devido à natureza participativa da internet, é necessário ampliar as possibilidades técnicas de identificação dos seus usuários – especialmente daqueles que se utilizam de aplicações para inserir mensagens acessíveis ao público”, complementa o parlamentar. O projeto está parado na Câmara para análise das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Constituição e Justiça e de Cidadania. (Leia Já)

Comente agora
31
Jul
Mulher esquece empadas no forno e mobiliza 5 equipes de bombeiros
Postado por: Samile Macedo / 09:43h

Uma moradora de Marília (SP) esqueceu o forno ligado com a produção de empadas e acabou mobilizando cinco equipes do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (30). Os salgados queimaram e a casa ficou cheia de fumaça. O Corpo de Bombeiros foi acionado por vizinhos por causa da fumaça intensa, mas não tiveram trabalho. O equipamento foi desligado a tempo. As 60 empadas que estavam no forno industrial da mulher queimaram porque ela saiu para fazer uma entrega, informou os bombeiros. A moradora vende salgados sob encomenda e contou aos bombeiros que já aconteceu algo semelhante na casa dela, mas garantiu que vai tomar mais cuidado. (G1)

Comente agora
31
Jul
Lava Jato: novo delator vai pagar multa de R$ 38 milhões
Postado por: Samile Macedo / 09:19h

O novo delator da Operação Lava Jato, Mario Goes, agora em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, vai pagar multa de 38 milhões de reais por seu envolvimento em crimes financeiros, lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas no esquema do petrolão. O valor da multa, prevista no acordo de colaboração com o Ministério Público Federal, será destinado ao ressarcimento "dos bens jurídicos protegidos", no caso os cofres da estatal petrolífera. Na hipótese de a Lava Jato encontrar depositados em suas contas bancárias mais de 8,5 milhões de dólares, o valor excedente será acrescido à multa compensatória cível. Goes já realizou treze depoimentos e revelou, entre outros pontos, o trajeto percorrido pelo dinheiro ilícito. Declarou também que "o PT dava algum suporte" ao esquema de corrupção na Petrobras - a Diretoria de Serviços, onde Goes transitava, era dirigida pelo engenheiro Renato Duque, indicado pelo partido. Duque está preso. Faz parte da obrigação assumida pelo delator a indicação da estrutura hierárquica e da divisão de tarefas das organizações criminosas "de que tenha ou venha a ter conhecimento". Também terá que apontar pessoas físicas e jurídicas utilizadas pelas organizações para a prática de ilícitos. 

Comente agora
31
Jul
Cunha fica em silêncio sobre advogada; presidente da CPI nega perseguição
Postado por: Samile Macedo / 08:50h

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não quis comentar as declarações da advogada Beatriz Catta Preta, que disse ter encerrado sua carreira e abandonado seus nove clientes que defendia na Operação Lava Jato por ter sido ameaçada pela CPI da Petrobras, comandada por um aliado do peemedebista. Procurado pela reportagem após a exibição da entrevista de Catta Preta ao Jornal Nacional desta quinta-feira (30), Cunha limitou-se a orientar que procurasse seu advogado, o ex-procurador-geral Antonio Fernando de Souza, que não atendeu ao telefonema. Mais cedo, antes da veiculação do depoimento da advogada, Cunha se recusou a falar sobre o assunto. "Eu não comento sobre isso. Então, pergunte à CPI. Sobre isso eu não falo", afirmou o presidente da Câmara no início da noite. Beatriz Catta Preta havia sido convocada para prestar depoimento à CPI da Petrobras para explicar a origem de seus honorários. Dias depois, um de seus clientes, o lobista Julio Camargo, disse em delação premiada que Cunha havia pedido propina de US$ 5 milhões no esquema de corrupção da Petrobras.O presidente da Câmara negou a acusação com veemência.

Comente agora
31
Jul
Após 2 anos, morre sobrevivente do incêndio da Boate Kiss
Postado por: Samile Macedo / 07:45h

Depois de mais de dois anos do incêndio da Boate Kiss um jovem que estava no local e que ajudou no resgate de algumas das vítimas morreu há cerca de 40 dias. A informação foi divulgada pela Associação de Familiares das Vítimas e Sobreviventes (AVTSM) e confirmada pela Prefeitura de Santa Maria. De acordo com o presidente da associação, Sérgio Silva, a família de Uiliam da Silva Vieira, 27 anos, prefere não se expor, mas confirmou o que aconteceu. “A mãe dele explicou que ele morreu, que participou do resgate de algumas vítimas ajudando muita gente a sair”, disse. “Mas ele já tinha problemas de saúde e a questão da Kiss pode ter agravado os problemas de pulmão e coração”, disse o presidente da entidade. A prefeitura confirmou por meio do grupo que faz o acompanhamento dos sobreviventes a morte o jovem, mas ponderou que ainda serão feitas as averiguações para determinar se a morte tem relação com a inalação da fumaça gerada pela queima da espuma tóxica, que matou 242 pessoas. Já um dos delegados responsáveis pela investigação da tragédia Sandro Meiners explicou que a informação da morte do jovem ainda não chegou à polícia, mas disse que a perícia teria que examinar as causas do óbito para confirmar o que realmente aconteceu. (Terra)

Comente agora
31
Jul
Presidenta Dilma propõe a governadores acordo para reduzir taxa de homicídios no país
Postado por: Samile Macedo / 07:10h

A presidenta Dilma Rousseff disse aos governadores brasileiros, em reunião nesta quinta-feira (30), no Palácio da Alvorada, que a saída em momentos de crise, como o atual, é fazer mais com os recursos existentes, tornando-os mais eficientes. Nesse sentido, ela propôs um pacto nacional pela redução dos homicídios no País. Segundo a presidenta, essa proposta tem origem no fato de o Brasil ser hoje a nação com maior número absoluto de homicídios. “A taxa nacional de homicídios é 23,32 homicídios por 100 mil habitantes, quando o número aceitável, segundo padrões internacionais, é até 10 por 100 mil habitantes. Por isso, propomos aqui nossa cooperação federativa, concentrando esforços – União, estados, municípios e integrando o Judiciário – para enfrentarmos o problema”, conclamou. Dilma lembrou que, a cada dez minutos, uma pessoa é assassinada no País e que a proposta de um pacto nacional para a redução de homicídios dolosos, isto é, aqueles praticados intencionalmente, seja feita com base em políticas sociais focadas prioritariamente nos territórios vulneráveis em todas as 27 unidades da Federação. Disse acreditar que, pela cooperação, é possível interromper o crescimento do número de homicídios e obter uma redução média significativa entre 2015 e 2018. 

Comente agora
30
Jul
Pesquisa mostra avanço de suicídio entre policiais no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 23:43h

Pesquisas acadêmicas apresentadas no 9º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Rio, jogaram luz sobre um tema ignorado nas estatísticas oficiais de violência: o suicídio de policiais militares, civis e federais brasileiros. Encarregados de salvar e proteger cidadãos, policiais pensam na própria morte como saída para uma rotina marcada pelo alto estresse, pelo risco, pelo afastamento da família e pela convivência com o lado mais sombrio da vida – crime, tráfico, pedofilia e perdas constantes dos companheiros de trabalho. Uma das pesquisas, realizada pelo Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), entrevistou 224 policiais militares do Rio de Janeiro. Deles, 22, ou seja, 10%, declararam ter tentado suicídio. Pelo menos 50 disseram ter pensado em suicídio em algum momento da vida. Todos foram voluntários a participar da pesquisa. A pesquisa Suicídio e Risco Ocupacional na PM do Rio de Janeiro começou em 2011, como atividade de pós-doutorado da professora Dayse Miranda. Os números finais estão no prelo e foram repassados com exclusividade à BBC Brasil. Junto com os resultados, numa iniciativa inédita no país, será lançado este ano o Guia de Prevenção de Suicídio da Polícia Militar do RJ, com dados e sugestões de como abordar o problema, tanto como questão de saúde individual como com ações institucionais.

Comente agora
30
Jul
'Qualquer um pode ter na carteira nota roubada do BC em 2005', diz delegado
Postado por: Anacley Souza / 23:02h

Uma década se passou, e o roubo ao Banco Central de Fortaleza ainda guarda a pecha de maior assalto já realizado no país. Por três meses, 36 pessoas de três quadrilhas --duas de São Paulo e uma cearense-- se uniram para praticar o furto. Dos R$ 164,8 milhões levados entre os dias 5 e 6 de agosto de 2005, apenas R$ 40 milhões foram recuperados até hoje. Todos os envolvidos no engenhoso assalto foram identificados e a maioria, condenada pelo Judiciário. Há ainda dois foragidos entre os 36 que participaram do assalto e quatro já morreram. Mas a recuperação do montante roubado durante não alcançou 25% do total levado. "As pessoas pensam: 'Só R$ 40 milhões de mais de R$ 160 milhões?'. Só que, ao contrário, nunca em um crime dessa espécie houve uma apreensão em valores tão altos como esse. Claro que, se pudesse recuperaria tudo, mas foram notas de R$ 50 usadas e não rastreáveis. São notas que estão girando no sistema bancário, sem nenhuma condição de identificar. Eu, você ou qualquer um pode ter uma delas na carteira. Elas circulam até hoje", afirmou em entrevista ao UOL o delegado aposentado Antônio Celso dos Santos, que por cinco anos comandou a investigação. Segundo planilha da Justiça Federal, os leilões realizados com os bens apreendidos, realizados entre 2007 e 2013, recuperaram R$ 12,5 milhões do valor roubado. O restante foi recuperado em dinheiro vivo. O delegado do caso não tem dúvidas de que a competência da quadrilha em executar o crime não foi a mesma para não deixar rastros. "Foi muito engenhosa e bem executada a construção do túnel e a retirada do dinheiro. Depois eles não foram tão competentes. Nenhum crime é perfeito, todos deixam pistas. Com quatro meses tínhamos todos os envolvidos identificados. A demora era não só para prender, mas também para recuperar o que foi roubado", afirmou. (UOL)

Comente agora
30
Jul
Educação e saúde terão novo corte no orçamento. PAC será alvo prrincipal
Postado por: Anacley Souza / 20:38h

O novo corte no Orçamento da União terá como foco as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que respondem pela maior parte do bloqueio de R$ 8,6 bilhões anunciado na semana passada pela equipe econômica. O Ministério da Educação, responsável pelo lema do segundo mandato de Dilma Rousseff, também sofrerá nova redução. Segundo a reportagem apurou, depois das obras do PAC, o Ministério da Saúde terá o maior corte, seguido da pasta da Educação. Até o final da manhã desta quinta-feira (30), o bloqueio de despesas na Saúde estava previsto em R$ 1,8 bilhão. Já na Educação a previsão era de um corte de cerca de R$ 1 bilhão. Os números finais ainda estavam sendo fechados pelos técnicos do Ministério do Planejamento na tarde desta quinta-feira (30) e poderiam sofrer alterações. O prazo do governo para fazer o detalhamento do chamado contingenciamento termina nesta quinta e precisa ser publicado em edição extra do “Diário Oficial” da União. O novo corte faz parte das medidas divulgadas pela equipe econômica para tentar garantir o cumprimento da nova meta fiscal, de 0,15% do PIB (Produto Interno Bruto). Diante da queda real (descontada a inflação) na arrecadação federal, a presidente Dilma foi obrigada a reduzir a meta de superavit primário de 1,1% para 0,15% do PIB. No primeiro corte anunciado neste ano pelo governo Dilma, em maio, quando a ideia era fazer um superávit primário de 1,1% do PIB, o Ministério da Saúde sofreu um corte de R$ 11,7 bilhões, enquanto na Educação ele foi de R$ 9,2 bilhões.

Comente agora
30
Jul
População do Brasil vai diminuir a partir de 2050, diz ONU
Postado por: Anacley Souza / 20:21h

Apesar das projeções indicarem que a população mundial vai chegar a 11 bilhões em 2100, a partir do meio do século o Brasil seguirá na direção contrária do resto do mundo e terá a população “encolhida”. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) desta quinta-feira (29), a Índia ultrapassará a China como país mais populoso do mundo nos próximos sete anos, e a Nigéria tomará o lugar dos Estados Unidos como o terceiro maior país do mundo em 35 anos. Já o Brasil, que hoje tem cerca de 207 milhões de habitantes, deve alcançar 228.663 habitantes em 2030, 238.270 em 2050, mas reduzirá para 200.305 em 2100. Segundo a projeção, a queda em nascimentos levará o país a ocupar a sétima posição em 2050 e a 13° em 2100. O documento Revisão da Projeção Mundial 2015, produzido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, indica que no período entre 2015 e 2050, metade do crescimento da população mundial deve concentrar-se em nove países: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Estados Unidos, Indonésia e Uganda.

Comente agora
30
Jul
90% dos brasileiros têm medo do envelhecimento, diz pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 19:13h

- Não ter saúde, apresentar limitações físicas e problemas de memória, solidão e preocupações financeiras estão entre os principais receios do brasileiro em relação à velhice, segundo pesquisa feita pelo Instituto Qualibest e encomendada pelo laboratório Pfizer, que constatou que 90% da população tem medo de envelhecer. As complicações de saúde aparecem no topo das respostas dos 989 entrevistados do País: foram 77%, seguidos de 72% que afirmaram temer as limitações físicas. Os porcentuais mais altos aparecem nos grupos mais jovens entre 18 e 35 anos. Apesar disso, o levantamento mostrou que os cuidados com a saúde passam a ser adotados de forma mais intensa após a faixa dos 51 anos: 58% têm uma alimentação saudável e 41% praticam atividades físicas. Entre as pessoas de 18 a 25 anos, são 39% e 31%, respectivamente. Para 77% dos entrevistados, é nessa faixa etária que as pessoas devem começar a se preocupar com a alimentação. "Nunca é tarde para começar, mas se a pessoa inserir hábitos saudáveis desde jovem, ganha lá na frente. Talvez os jovens não tenham se conscientizado dessa importância", afirma a gerontologista e coordenadora executiva do Centro Internacional de Informação para o Envelhecimento Saudável (Cies), Andrea Prates. Há cerca de 15 anos, o professor aposentado Nilson Octaviani, de 68 anos, é praticante de escalada e começou a ter hábitos mais saudáveis. "Quando era jovem, praticava esportes, mas deixei de lado por causa da minha atividade profissional. Estava caminhando para a obesidade, com risco de diabete e colesterol alto quando médicos me recomendaram uma vida mais saudável." Octaviani diz que isso mudou sua vida. "Estou bem melhor do que antes apesar da idade, que é implacável. Sei que vou ser derrotado pelo tempo, mas vou vender caro a minha derrota." (Estadão Conteúdo)

Comente agora
30
Jul
Brasil teve 254 vítimas de tráfico de pessoas
Postado por: Anacley Souza / 18:19h

Em 2013, no Brasil, 254 brasileiros foram vítimas do crime de tráfico de pessoas, em 18 estados do país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Justiça a partir de levantamento feito nas delegacias das polícias civis dos estados e constam no Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas. São Paulo e Minas Gerais tiveram o maior número de vítimas no ano de 2013. Foram registradas 184 em São Paulo e 29 em Minas Gerais. Segundo o documento, em 2013 foram constatados, entre as unidades da Federação, registros de nove tipos de tráfico de pessoas ou crimes correlatos. Houve pelo menos um registro de entrega de filho ou pupilo (protegido ou afilhado), submissão de criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual e remoção de órgãos, tecidos, ou partes do corpo humano. Os tipos mais comuns foram o tráfico para fins de exploração sexual, que respondeu por 134 do total de 254 casos, somando-se os crimes de tráfico interno e internacional (52,8% das ocorrências) e o trabalho escravo, que respondeu por 111 das 254 ocorrências registradas (43,7% das ocorrências). Além das informações das polícias estaduais, foram apresentados dados de diferentes instituições. Segundo o relatório, estas informações envolvem a identificação do crime de tráfico de pessoas, desde a construção de seu conceito até a diversidade de fatores que levam à alta falta de notificação pelas diferentes instituições.

Comente agora
30
Jul
Brasil teve 254 vítimas de tráfico de pessoas em 2013
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:35h

Em 2013 no Brasil, 254 pessoas foram vítimas do crime de tráfico humano, em 18 estados do país. Os dados foram divulgados hoje (30) pelo Ministério da Justiça a partir de levantamento feito nas delegacias de Polícia Civil dos estados e constam no Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas. São Paulo e Minas Gerais tiveram o maior número de vítimas no ano de 2013. Foram registradas 184 vítimas em São Paulo e 29 em Minas Gerais. Segundo o documento, em 2013 foram constatados, entre as unidades da Federação, registros de nove tipos de tráfico de pessoas ou crimes correlatos. Houve pelo menos um registro de entrega de filho ou pupilo (protegido ou afilhado), submissão de criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual e remoção de órgãos, tecidos, ou partes do corpo humano. Os tipos mais comuns foram o tráfico para fins de exploração sexual, que respondeu por 134 do total de 254 casos, somando-se os crimes de tráfico interno e internacional (52,8% das ocorrências) e o trabalho escravo, que respondeu por 111 das 254 ocorrências registradas (43,7% das ocorrências). 

Comente agora
30
Jul
Prédio do Minha Casa Minha Vida terá serviço de flat em São Paulo
Postado por: Ionara Peixoto / 13:09h

Um antigo depósito de ferro e couro, a dez quadras da Sé, no bairro do Brás, em São Paulo, vai dar lugar, em 2017, a um empreendimento imobiliário inusitado: ele se enquadra no programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, mas oferece aos moradores serviços de flat, como arrumação e office boy. As unidades de um dormitório, com área de 27 a 39 m², e sem garagem, começam a ser vendidas nesta quinta-feira (30), a um preço inicial de R$ 171 mil. Quem desenvolveu o projeto foi a incorporadora Bracon, do empresário Alon Nussbacher, um engenheiro civil que nos últimos 30 anos passou por companhias como Adolpho Lindenberg, Gafisa e Tecnisa. Desde que decidiu empreender no mercado imobiliário, em 2009, Nussbacher desenvolveu dez projetos residenciais em parceria com grandes incorporadoras do setor. O empreendimento do Brás, batizado de BR Caetano, é o primeiro que ele toca sozinho. A empresa não é conhecida no mercado e o momento - da economia e do setor - não é dos melhores. Por isso, o empresário conta com o ineditismo do projeto para garantir as vendas. "Esse é o primeiro Minha Casa, Minha Vida com serviço de flat e lazer completo", diz. Para ter uma faxina simples diariamente, o morador terá de desembolsar, além do valor de condomínio, de R$ 199, uma taxa mensal de R$ 75. A área comum do empreendimento inclui academia de ginástica, piscina, quadra poliesportiva, Wi-Fi, sala de festas, espaço gourmet, churrasqueira e bicicletário com bikes elétricas para locação, além de uma lavanderia coletiva.

Comente agora
30
Jul
CPI da Petrobras recomenda anulação de contratos considerados irregulares pela Lava Jato
Postado por: Samile Macedo / 11:01h

Por decisão unânime, os membros da CPI da Petrobras recomendaram aos órgãos públicos competentes a anulação dos os procedimentos licitatórios comprovadamente fraudados e dos contratos da estatal considerados irregulares no âmbito da Operação Lava Jato.A recomendação teve origem nos Requerimentos de Nº 891 a 895/2015 de autoria do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT/BA) e foi encaminhada antes do recesso parlamentar por meio de ofício do presidente da comissão, deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB), ao Ministério Público Federal (MPF), à Controladoria Geral da União (CGU), ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e ao juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato.Os membros da CPI defendem ainda a realização de novos processos licitatórios para substituir os processos fraudados e a exclusão da participação das empresas envolvidas no pagamento de propinas.

Comente agora
30
Jul
Bebê sobrevive após ser jogada de janela de casa por padrasto durante incêndio
Postado por: Samile Macedo / 10:48h

Um bebê de um ano e quatro meses foi o único sobrevivente de um incêndio que atingiu uma casa em São Paulo, na quarta-feira (29). A criança, uma menina, se salvou após ser jogada pela janela da residência pelo padrasto, Evandro, 23 anos, minutos antes de morrer. O rapaz não resistiu. Evandro foi encontrado após os bombeiros controlarem o incêndio. Ele estava abraçado ao corpo de uma criança de quatro anos, identificada como Erick. Segundo o G1 São Paulo, os corpos das duas vítimas foram encontrados debaixo de uma telha. A menina, que foi levada para um pronto-socorro da região, sofreu escoriações leves e intoxicação com a fumaça do incêndio. A mãe das crianças estava trabalhando quando o incidente aconteceu, por volta das 10h30 de ontem (29). A casa foi completamente destruída pelas chamas. A origem do incêndio ainda está sendo investigada pela Polícia Civil de São Paulo, mas a suspeita principal é de que ele tenha sido causado por um curto-circuito.

Comente agora
30
Jul
Estudo aponta: atletas correm sérios riscos de pegar doenças durante os Jogos de 2016
Postado por: Samile Macedo / 10:21h

Os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos do próximo ano, no Rio de Janeiro, irão nadar e navegar em águas tão contaminadas com fezes humanas que correm o risco de ficarem doentes e incapazes de terminarem os jogos, de acordo com uma investigação da Associated Press. Foram analisadas a Marina da Glória na Baía de Guanabara, as praias de Copacabana e Ipanema, além da Lagoa Rodrigo de Freitas. No estudo da qualidade da água da cidade foram encontrados níveis perigosamente elevados de vírus e bactérias de esgoto humano em locais Olímpicos e Paraolímpicos, resultados que alarmaram especialistas internacionais e competidores, alguns dos quais já ficaram doentes com febres, vômitos e diarreia. "O que você tem aí é basicamente esgoto bruto", disse John Griffith, biólogo marinho da independent Southern California Coastal Water Research Project. Griffith examinou os protocolos, a metodologia e os resultados dos testes. "Toda a água dos banheiros e dos chuveiros e tudo o que as pessoas colocam para baixo em suas pias, tudo misturado, vai para fora nas águas de praia. Esses tipos de coisas seriam fechados imediatamente se encontrados aqui", disse ele. A AP encomendou quatro rodadas de testes em cada um desses três locais de água Olímpicos, e também na Praia de Ipanema, que é popular entre os turistas, mas não receberá eventos. Trinta e sete amostras foram verificadas para a análise de tipos de adenovírus humano, bem como rotavírus, enterovírus e coliformes fecais. 

Comente agora
30
Jul
Centrais sindicais criticam aumento da taxa básica de juros
Postado por: Samile Macedo / 09:32h

Força Sindical e a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) criticaram o aumento da taxa Selic em 0,5 ponto percentual, a 14,25% ao ano, pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Para o presidente da Força, Miguel Torres, o aumento tem efeito perverso sobre os trabalhadores e significa um bloqueio no crescimento econômico do Brasil. “Avaliamos que o 'custo social e econômico' do uso da Selic no controle da inflação tem se revelado ineficiente e com um custo social muito alto para o país”, afirmou. “Infelizmente, os dados da economia são pouco animadores. E a postura conservadora, por parte do governo, vem minando qualquer esperança de sua recuperação ainda para este ano”, acrescentou Torres. A Contraf-CUT acredita que o aumento vai aprofundar a crise atual. “Mais um aumento na taxa Selic. Mais recursos da sociedade serão transferidos para os rentistas, principalmente os bancos. Mais crédito será negado à sociedade e mais recursos serão desviados para títulos e valores mobiliários”, disse o presidente da entidade, Roberto von der Osten. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o aumento da Selic “de um lado encarece o crédito e, consequentemente, enfraquece ainda mais a demanda de consumidores e empresas, dificultando assim novas elevações de preços. De outro, ele tem um papel importante no controle das expectativas inflacionárias”. (Terra)

Comente agora
30
Jul
Jovens faturam R$ 7 milhões com ferramenta fiscal
Postado por: Samile Macedo / 09:03h

Os executivos Hugo Ramos e Jonathas Carrijo descobriram a fórmula de sucesso para faturar mais R$ 7 milhões em 2015 – mesmo com a crise financeira. Ambos, com atenção aos movimentos e necessidades do mercado, criaram a Oobj com o objetivo de criar de soluções tecnológicas que pudessem auxiliar as empresas a entrarem em conformidade com as normas legislativas. A história de empreendedorismo da dupla começou há 10 anos, quando participaram de um projeto piloto para as Secretarias da Fazenda do Estado de Goiás e do Amazonas. O projeto era a criação de um software receptor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), ou seja, uma solução para receber documentos fiscais em formato online, já que na época ocorriam em torno de 60 milhões de emissões de notas em papel. A concepção do projeto em Goiás e Amazonas marcou o início da NF-e, que também chegou a outros estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia. Mas em 2008, quando os então bachareis em ciências da computação Hugo e Jonathas estavam com 27 e 25 anos de idade, começaram a sonhar com a criação de uma empresa que pudesse atender as necessidades do mercado, pois com a chegada do software receptor de NF-e muitos contribuintes precisariam do inverso: uma solução para a emissão de seus documentos fiscais. 

Comente agora
30
Jul
Ativistas pró-impeachment acampam em frente à casa de Cunha em Brasília
Postado por: Samile Macedo / 07:24h

Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), um dos grupos que defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff, estão acampados diante da residência oficial do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília. A intenção dos cerca de 30 manifestantes que se revezarão no local até a próxima semana é pressionar para que o peemedebista acate o pedido de impeachment apresentado por eles no primeiro semestre deste ano. Os ativistas chegaram ao local por volta das 20h. Quando Cunha chegou à residência, cumprimentou os ativistas e fez selfies com eles. “Ele está bastante popular. Já que o governo está impopular e ele rachou com o governo, ele está popular”, disse o estudante de economia Maurício Bento, 23, coordenador do MBL Brasília. O Movimento Brasil Livre apresentou pedido de impeachment a Cunha em maio. Há duas semanas, o presidente da Câmara afirmou que está consultando juristas, além de assessores da Casa , e que deve se manifestar sobre o assunto em meados de agosto. “Com o presidente da Câmara que não faz parte da base do governo achamos que é o momento ideal para pressioná-lo e para conseguir o impeachment. Convencê-lo a aceitar o pedido é essencial, um grande passo rumo à nossa meta do impeachment”, afirmou Bento. (Estadão/Política Livre)

Comente agora
29
Jul
Em 10 anos, Estatuto do Desarmamento evita 121 mil mortes no país
Postado por: Anacley Souza / 21:50h

Ao menos 121 mil mortes foram evitadas entre 2003 e 2012 em todo o Brasil em função do Estatuto do Desarmamento. Apenas no Estado São Paulo, uma queda de cerca de 12,6% no número de homicídios entre 2004 e 2007 pode ser atribuída à lei federal que dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira, 29, no 9º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que acontece até sexta-feira, 31, no Rio de Janeiro, com o tema central Priorizando a vida: estratégias para redução de homicídios no país. Entre 1979 e 2003, ano em que o Estatuto do Desarmamento entrou em vigor, cerca de 500 mil pessoas foram mortas por armas de fogo em todo Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. "O número de vidas salvas em todo o Brasil em função do Estatuto do Desarmamento corresponde a um Maracanã antigo cheio de pessoas que iriam morrer. Em Hiroshima morreram 70 mil pessoas. Prestamos atenção aos grandes eventos, mas não observamos as mortes de cada dia", afirmou o professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj) Gláucio Soares. Em São Paulo, a queda no número de homicídios em função do Estatuto do Desarmamento representa cerca de 2.000 vidas salvas, segundo o especialista em políticas públicas e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) João Manoel Pinho de Mello. "Embora a curva de queda do número de homicídios no Estado de São Paulo seja anterior a 2003, o efeito do Estatuto do Desarmamento sobre esses crimes não é desprezível", afirmou Mello. Em sua pesquisa, o especialista utilizou dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e do Ministério da Saúde para cidades com mais de 50 mil habitantes. "O número de homicídios por outros meios também registrou queda no período, mas não tão acentuada quanto por armas de fogo", disse o professor.

Comente agora
29
Jul
Greve de funcionários do INSS já dura três semanas em todo o país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:09h

A greve dos funcionários do INSS dura três semanas e já paralisa mais de 70% das agências de todo o país. De acordo com o INSS, mais de 4.700 servidores estão faltando ao trabalho. Os servidores querem reajuste de 27% e incorporação de gratificações ao salário. Em Brasília, a greve dos servidores atinge quase metade das agências. O segurança Joaquim Thomas Silva sofreu um acidente de trabalho há sete anos e precisa marcar uma perícia de reabilitação, que só pode ser feita pessoalmente. Ele não sabia da greve: “Aguardar aí a boa vontade dele. Só sobra pra gente, pro pobre”. Em Minas Gerais, a greve atinge 79% das agências. Algumas estão paradas e outras com atendimento parcial. Maria Helena é costureira, mas parou de trabalhar porque machucou o pé. Ela tinha uma perícia médica marcada, mas não fez: “Eu sem trabalhar, sem condições de sustentar minha família e pagar minhas contas. Não acho justo". Na Bahia, o movimento é ainda maior e atinge 92% das agências. A maior parte dos serviços que ficam parados são os pedidos de aposentadoria e pensão. Edna Ferreira, que mora em Feira de Santana, foi dar entrada no pedido dela, mas não conseguiu: “Depois que eu juntei meus documentos todos pra dar entrada na minha aposentadoria, cheguei e não deu nada certo. Se a greve deixar, eu me aposento”. 

Um comentário
29
Jul
Servidores do IBGE fazem paralisação de 24 horas em protesto
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:41h

Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) paralisaram suas atividades por 24 horas, nesta quarta-feira (29), informou o Sindicato Nacional (ASSIBGE). Eles reivindicam plano de carreira, o fim da compensação de trabalho e a readmissão de trabalhadores dispensados após a greve que durou 77 dias em 2014. Segundo Nina Yano, coordenadora do núcleo Chile do ASSIBGE, a paralisação ocorre nas sedes de Santa Catarina, Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Sergipe, Pará e Rio de Janeiro, na Avenida Chile e Estadual, no Centro, e Canabarro, na Zona Norte. Em torno de 11h, cerca de 20 pessoas se reuniam em frente à sede na Avenida Chile. Procurado pelo G1, o IBGE informou, em torno de 14h, que ainda finalizava um balanço de eventuais efeitos da mobilização. O ato acontece no mesmo dia que o Sindicato Nacional se reuniu com o secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, em Brasília. De acordo com Yano, esta foi a primeira reunião específica que trata de reajuste de salário e plano de carreira. Nesta quarta, o instituto divulgou os resultados do Índice de Preços ao Produtor de junho. 

Comente agora
29
Jul
Desemprego em SP sobe pelo 5º mês e chega a 13,2 %
Postado por: Samile Macedo / 12:29h

O desemprego voltou a subir em junho na região metropolitana de São Paulo. A taxa passou de 12,9% em maio para 13,2% no mês passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na quinta alta mensal seguida. Em junho de 2014, a taxa de desemprego havia sido de 11,3%. Em junho, o número de desempregados foi estimado em 1,467 milhão de pessoas, 32 mil a mais do que no mês anterior (1,435 milhão). De acordo com o Dieese, o resultado decorre da redução do nível de ocupação (eliminação de 42 mil postos de trabalho, ou -0,4%) e da relativa estabilidade da População Economicamente Ativa (saída de 10 mil pessoas na força de trabalho da região, ou -0,1%). A taxa de participação manteve-se relativamente estável, ao passar de 63% para 62,9% no período em análise.

Nível de ocupaçãoEm junho, o nível de ocupação diminuiu 0,4%, e o contingente de ocupados foi estimado em 9.644 mil pessoas. Esse resultado decorreu das reduções nas contratações no setor de serviços (-1,1%, ou eliminação de 63 mil postos de trabalho) e, em menor proporção, na indústria de transformação (-0,5%, ou -7 mil) e na construção (-0,4%, ou -3 mil). Esses setores não foram compensados pelo aumento nas contratações no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (2,5%, ou geração de 41 mil postos de trabalho).

AssalariadosSegundo o levantamento, houve diminuição de 0,9% no número de assalariados em junho em relação a maio. No setor privado, houve queda entre os sem carteira de trabalho assinada de 6,7%, enquanto os com carteira tiveram alta de 0,3%. Houve alta no contingente de autônomos, de 0,2%, e queda no de empregados domésticos (-2,1%). 

Comente agora
29
Jul
Em culto, pastor diz que bispo "cheirou muito pó" e vídeo faz sucesso na web; assista
Postado por: Samile Macedo / 11:36h

A honestidade de um pastor e um bispo da Igreja Universal está fazendo sucesso nas redes sociais. Em um vídeo que viralizou na web nesta última terça-feira (28), a dupla assumiu um passado de vícios antes de assumirem seus cargos na igreja em São Paulo. Amigos de longa data, o pastor Luciano Farinha e o bispo Rogério Formigoni não pouparam detalhes ao relatar a vida que levavam anteriormente durante um culto. "Usou muita droga comigo... Você, hoje bispo, Rogério Formigão", disse o pastor Luciano nas imagens. "Cheirou muito pó, fumou pedra, maconha, chá de cogumelo, lança… farra nos motéis do meu tio”, revelou. Os amigos riram ao relembrar as 'aventuras', e contaram que têm fama no interior de São Paulo por conta da constantes farras que faziam durante o período. "Chegamos a comprar um quilo de cocaína pura", disse o pastor. Hoje em dia, o bispo Formigoni é conhecido por ajudar na recuperação de viciados em substâncias químicas pelos fiéis da Igreja Universal. Ele já escreveu um livro, e já revelou a sua jornada como usuário de drogas e de envolvimento no tráfico antes de encontrar a religião. (Correio)

Comente agora
29
Jul
País terá que investir até 3 vezes mais para ter ensino de qualidade
Postado por: Samile Macedo / 11:11h

Brasil terá que aumentar em até três vezes o valor investido por aluno na rede pública para garantir uma educação com padrões mínimos de qualidade, informou a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que reúne mais de 200 organizações. Esse cálculo significa R$ 37 bilhões a mais no sistema educacional público, que engloba 40,7 milhões de matrículas. A etapa educacional que mais necessita de investimentos é a creche, que atende a crianças de até 3 anos de idade. O valor ideal seria R$ 10 mil por aluno para o atendimento em tempo integral. Atualmente, segundo os dados divulgados pela Campanha, são gastos R$ 3,3 mil, com base nos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). O investimento calculado pela Campanha corresponde ao Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi), instrumento criado pela própria organização e incorporado ao Plano Nacional de Educação (PNE). O CAQi define quanto cada aluno precisa para ter acesso a uma educação com um padrão mínimo de qualidade. Entram no cálculo recursos para infraestrutura, materiais e equipamentos, além do salário dos professores. A implantação do Custo Aluno Qualidade (CAQ), para o período posterior à fase inicial, faz parte das estratégias para alcançar o investimento de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2024. Pela lei, o CAQi deve ser implementado em até dois anos de vigência da lei, no final de junho de 2016. 

Comente agora
29
Jul
Carros do Uber são apreendidos pela polícia em São Paulo
Postado por: Samile Macedo / 09:40h

Oito carros particulares com características semelhantes aos que atendem por meio do aplicativo Uber foram apreendidos na tarde desta terça-feira (28) na frente do aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, acusados pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro) de fazer transporte irregular de passageiros. O órgão fiscalizador não informou se os veículos realmente são ligados ao aplicativo, que tem gerado protestos de taxistas em todas as cidades brasileiras onde está funcionando. Mas os veículos eram pretos, como é exigido dos carros do Uber, e os motoristas estavam trajando camisa e gravata, como também é característico do aplicativo. A apreensão ocorreu porque, segundo o Detro, os veículos estavam oferecendo transporte de passageiros mediante cobrança, o que só é permitido a veículos com alvará de táxi. O dono de cada veículo foi multado em R$ 2.711,90, mais os custos com reboque e diária do depósito. 

Comente agora
29
Jul
Brasil é o emergente com maior risco de rebaixamento
Postado por: Samile Macedo / 09:36h

A mudança na perspectiva do rating brasileiro para "negativa" pela Standard & Poor?s aumentou a aposta entre analistas estrangeiros de que o Brasil pode ser o primeiro entre os principais países emergentes a perder a classificação de grau de investimento nos próximos dois anos. Além do Brasil, analistas dizem que estão na berlinda África do Sul, Indonésia e Turquia. A Rússia já perdeu o selo de bom pagador. Economistas estrangeiros dizem que a situação do Brasil é mais delicada. Na terça-feira, 28, a analista da S&P responsável por Brasil, Lisa Schineller, foi questionada durante teleconferência por analistas de bancos internacionais sobre como avalia a situação da economia brasileira comparada à de outros emergentes. Lisa disse que o Brasil tem apresentado nos últimos anos uma dinâmica pior de crescimento que seus pares e o desempenho da atividade econômica é um fator avaliado de perto pelas agências de classificação de risco. Além disso, as contas externas ainda estão ruins e o Brasil tem de lidar com os reflexos das investigações de corrupção na Petrobras, que vêm afetando o setor privado, o ambiente político e a atividade econômica. Como ponto positivo, na comparação com outros países emergentes, a analista destaca que o Brasil tem reservas internacionais robustas. 

Comente agora
29
Jul
Início de operações da usina nuclear de Angra 3 pode ser adiado após Lava Jato
Postado por: Samile Macedo / 08:53h

A conclusão das obras da usina nuclear Angra 3 pode ser adiada mais uma vez, mas não por conta do envolvimento da Eletronuclear com as investigações da Operação Lava Jato. De acordo com a Folha de S. Paulo, a usina só deverá entrar em operação em 2018, com três anos de atraso em relação ao cronograma inicial, e deve custar R$ 15 bilhões – isso depois de ficar parada por 25 anos. Mesmo assim a estatal estaria satisfeita com o ritmo das obras. Nesta terça-feira (28), o presidente licenciado da Eletronuclear, o almirante reformado Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi preso, acusado de receber R$ 4,5 milhões em propina ligada à construção da usina. A estatal não quis se pronunciar sobre potenciais efeitos da investigação na empresa. A publicação lembra ainda que sete das 10 maiores obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) passaram a ser alvo de investigações da Lava Jato: Angra 3, a usina de Belo Monte, no Pará, Comperj (Complexo Petroquímico do Rio), as refinarias Abreu e Lima (PE), Getúlio Vargas (PR) e Premium 1 (MA) e contratos para fornecimentos de navios-sondas para o pré-sal. (Folha/BN)

Comente agora
29
Jul
Conta de luz: bandeira tarifária de agosto deve continuar vermelha
Postado por: Samile Macedo / 08:19h

Apesar da melhora na quantidade de chuvas e da diminuição da demanda por eletricidade no país, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse, na terça-feira (28), que a bandeira tarifária de agosto deve continuar vermelha. A cor da bandeira para o oitavo mês do ano será anunciada pela Aneel nos próximos dias. O consumidor paga R$ 5,50 a mais para cada 100 quilowatt-hora (kWh) quando a bandeira é vermelha, que vem sendo utilizada ininterruptamente desde janeiro. (Correio)

Comente agora
29
Jul
Mega-Sena pode pagar R$ 46 milhões nesta quarta-feira
Postado por: Samile Macedo / 08:06h

O sorteio do concurso 1.727 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (29), poderá pagar o prêmio de R$ 46 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá aproximadamente R$ 313,8 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 57 imóveis de R$ 800 mil cada ou uma frota de 300 carros de luxo. 

Para apostar: As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades: A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa. (G1)

Comente agora
29
Jul
Governo quer derrubar PEC que obriga patrão a pagar plano de saúde a empregado
Postado por: Samile Macedo / 07:34h

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse na terça-feira (28) que o governo vai se esforçar ao máximo para derrubar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 451. Segundo ele, o texto favorece interesses econômicos contrários aos da maioria da sociedade brasileira. A PEC, que obriga empregadores a pagar planos de saúde a todos os empregados, é de autoria do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e está na Comissão de Constituição e Justiça. “Nós lutaremos como toda força para que a PEC 451, que faz um verdadeiro retrocesso em relação às conquistas que nós tivemos, ao afirmar que a saúde é um direito de todos e dever do Estado”, disse Chioro, durante a abertura do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, ontem (18). Ele ressaltou que o governo vai mobilizar todas as forças para que a proposta não passe na Câmara. O projeto de Cunha altera o Artigo 7º da Constituição Federal, obrigando os empregadores a pagar planos de saúde privados a todos funcionários, urbanos, rurais, domésticos ou não. Para justificar a proposta, o autor usa o artigo da constituição que diz que a saúde é direito de todos. Para Chioro, mesmo que o Artigo 196 da Constituição continue determinando que a saúde é direito de todos e dever do Estado, a aprovação do projeto leva a população a “perder a conquista que significou o sistema universal de saúde”. 

Comente agora
29
Jul
Governo cria cadastro de servidores para atuar em processos disciplinares
Postado por: Anacley Souza / 00:02h

O governo criou hoje (28) um cadastro de servidores aptos a participar de processos disciplinares instaurados pela Controladoria-Geral da União (CGU) no âmbito do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal. A portaria que cria o cadastro foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União. A lista vai reunir servidores avaliados como aptos a participar de comissões de processos disciplinares. A indicação será feita pelos pelos órgãos onde trabalham. A CGU será responsável por organizar o cadastro. Os servidores cadastrados poderão atuar, por exemplo, em comissões que avaliam processos administrativos que envolvam a acumulação ilegal de cargos ou o abandono do serviço público. (Agência Brasil)

Comente agora
28
Jul
Cozinheira se acorrenta em frente a restaurante e cobra salários atrasados
Postado por: Anacley Souza / 23:19h

Uma cozinheira de Jundiaí (SP) se acorrentou ao portão do restaurante em que trabalha, que fica no Jardim Samambaia, na manhã desta terça-feira (28). Com o filho de quatro meses no colo, Ingris dos Santos, reclama de atrasos no pagamento de salários e férias. A funcionária contou que trabalha no local há um ano e meio e estava cansada de procurar os proprietários do restaurante para resolver as pendências de pagamento. De acordo com ela, existe um débito de, aproximadamente, R$ 4 mil para receber dos donos do estabelecimento. O advogado do restaurante foi chamado para propor um acordo com a manifestante e, assim, resolver as pendências. Na ocasião, o proprietário do local afirmou que deverá pagar os salários atrasados nesta quarta-feira (29). Após o acordo, a mulher se soltou. Com relação a presença da criança, o Conselho Tutelar esclarece que a atitude da mulher colocou o bebê em uma situação constrangedora. Mas, como não houve nenhuma denúncia, nada pode ser feito. (Globo)

Comente agora
28
Jul
Trabalhadores rurais são flagrados dormindo e comendo junto a porcos no Piauí
Postado por: Anacley Souza / 21:13h

Trabalhadores que faziam corte da palha de carnaúba em propriedades privadas do Piauí foram encontrados comendo e dormindo junto a porcos durante fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT), realizadas no final da semana passada. De acordo com a o MPT, a situação degradante análoga à escravidão acontece em alojamentos na região Norte do estado. Foram verificadas a situação de 160 trabalhadores e apenas 30 deles estavam em situação regular. Os fiscais também encontraram adolescentes de 14, 15 e 16 anos nos alojamentos; eles seriam sobrinhos do contratante e não usavam nenhum tipo de proteção no trabalho, que é proibido para menores por ser bastante perigoso. As refeições eram servidas em latas, ao relento, e os trabalhadores comiam no chão próximo a fezes de vaca. Em um dos locais visitados, a água servida aos trabalhadores era guardada em toneis que antes armazenavam agrotóxicos – e que não podem ser reutilizados por risco de contaminação. "É uma situação que desconfigura totalmente a dignidade do ser humano, transforma o ser humano em animal também", afirmou o procurador do Ministério Público do Trabalho, José Wellington Soares em entrevista ao G1. Atravessadores e indústrias de beneficiamento, bem como os arrendatários das propriedades, deverão ser responsabilizados judicialmente por obterem lucro com a atividade. O MPT recomendou a paralisação das atividades e regularização da situação de todos os trabalhadores. Inquéritos civis contra todos os exploradores e proprietários de terras onde ocorre a exploração também serão instaurados.

Comente agora
28
Jul
Presidente do STF nega pedido de liberdade de Nestor Cerveró
Postado por: Redação Voz da Bahia / 19:23h

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou nesta terça-feira (28) pedido de liberdade do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, preso na Operação Lava Jato. Ele entrou com duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma, pede para responder às acusações em liberdade. Em outra, questiona a atuação do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância. Ricardo Lewandowski negou a concessão de liminar (decisão provisória) por entender que não há urgência para o caso ser analisado durante o recesso do Judiciário, que termina nesta semana. Com isso, ele deixou o pedido para ser eventualmente reanalisado pelo relator do caso, ministro Teori zavacki, a partir da semana que vem.

Comente agora
28
Jul
Servidores do IBGE fazem paralisação de 24 horas nesta quarta-feira
Postado por: Anacley Souza / 19:19h

Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira, dia 29, em reivindicação por uma reestruturação do plano de carreira e realização de concursos públicos para recompor o quadro de funcionários e substituir a mão de obra terceirizada no órgão. A suspensão dos trabalhos vai durar 24 horas, segundo o Assibge, associação que representa os servidores. A entidade não descarta uma nova greve este ano caso as tratativas não avancem. A paralisação ocorre no mesmo dia em que o sindicato terá uma reunião com representantes do Ministério do Planejamento, pasta à qual o IBGE é subordinado, em Brasília. No encontro, o Assibge demandará avanço nas discussões sobre plano de carreira dos funcionários do órgão, fim da compensação de trabalho e readmissão de trabalhadores dispensados após a greve realizada no ano passado, fim do trabalho temporário em atividades contínuas e realização de concursos. No Rio de Janeiro, três das quatro unidades do IBGE já confirmaram adesão à paralisação, incluindo a divisão de pesquisas, situada na Avenida Chile, no centro da cidade. O prédio concentra as atividades de processamento dos dados referentes a indicadores de inflação, desemprego e atividade econômica, por exemplo. A sede do IBGE, que fica na Avenida Franklin Roosevelt, também no centro do Rio, ainda não confirmou se fará parte do movimento. É lá que ocorrerá, às 9h, a divulgação do Índice de Preços ao Produtor (IPP) referente a junho, que está mantida, informou o IBGE por meio de assessoria.Também devem parar nesta quarta unidades estaduais no Amazonas, Piauí, Pará e Sergipe. Outros Estados realizam assembleia logo pela manhã para votar a adesão à paralisação. Caso os servidores não consigam avançar nas discussões com o IBGE e o Ministério do Planejamento, o sindicato não descarta uma nova greve no órgão. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
28
Jul
Falta de padronização de lâmpadas de LED gera dúvidas em consumidores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:40h

A lâmpada deLED, que é uma opção às incandescentes que foram retiradas do mercado, ainda não foi regulamentada. Cada embalagem traz uma informação diferente, o que enche de dúvidas o consumidor na hora da compra. O maior apelo das lâmpadas de led é fazer o trabalho das antigas incandescentes, que deixaram de ser fabricadas, só que com até um décimo do consumo de energia. Por exemplo, uma lâmpada de 6 watts, gasta 6 watts em consumo. Ele equivale a uma lâmpada de 60 watts, aquela antiga, a incandescente. A lâmpada de LED é mais cara, mas o número de horas que ela dura é muito maior que as lâmpadas comuns. O que não está muito claro ainda é como as empresas concorrentes podem chegar ao mesmo resultado, com produtos tão diferentes. A equipe do Jornal Hoje analisou dois modelos de lâmpadas. Nas embalagens consta que elas são equivalentes a uma lâmpada incandescente de 60 watts. Só que uma tem 40% a mais de potência do que a outra. Os fabricantes não estão seguindo uma padronização porque ainda não há regulamentação para produção desse tipo de lâmpada no país, e muitas vezes a escolha se dá na base da aposta entre tantas marcas e nomes. Enquanto a regra não sai quem entende do assunto aconselha.

Comente agora
28
Jul
Homem se passa por jornalista para tentar fazer sexo com modelos
Postado por: Anacley Souza / 18:32h

Um homem que se identifica como Junior de França está utilizando os nomes da Rede Record e do Portal R7 para se passar por funcionário das empresas, tentar aplicar golpes e também para ameaçar modelos e atrizes no Estado de São Paulo. Dono de uma microempresa registrada como Absolute Eventos, Junior de França é, na verdade, Agnaldo Santos Pereira Junior. Ele tem 27 anos e vive no bairro do Jaraguá, zona oeste de São Paulo. Um dos artifícios de Pereira Junior para se apresentar falsamente como funcionário da Record e do R7 é utilizar o e-mail junior.redacao@r7.com, com a assinatura “Junior de França – Produtor de Reportagem”, dois números de telefones celulares e a logomarca da Record. Outro e-mail utilizado por Pereira Junior é absolute.faleconosco2@gmail.com. Em ao menos duas situações recentes, Pereira Junior utilizou o e-mail para escrever às assessorias de imprensa de uma cervejaria e de um shopping center e fazer pedidos não autorizados em nome da Rede Record. No caso da cervejaria, em 7 de julho, Pereira Junior queria receber informações sobre a produção da cerveja; já no caso do shopping center, o falsário cobrava um posicionamento da direção do centro comercial sobre a equipe de segurança do lugar. Pereira Junior afirmou que havia tido uma discussão com um segurança, no sábado (25) e exigia providências.

Comente agora
28
Jul
Volkswagen toma lugar da Toyota como maior montadora do mundo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:25h

O Grupo Volkswagen tomou pela primeira vez o lugar da Toyota como a maior montadora mundial em vendas, de acordo com dados do primeiro semestre do ano, conquistando uma ambição de longa data 3 anos antes da meta, segundo a agência Reuters. A maior montadora japonesa disse nesta terça-feira ter vendido 5,02 milhões de carros entre janeiro e junho, uma queda de 1,5% em comparação com o mesmo período do ano passado e inferior aos 5,04 milhões de veículos vendidos pela Volkswagen anunciado em 17 de julho.A montadora alemã vem aumentando sua escala sob os 8 anos de administração do presidente-executivo Martin Winterkorn, impulsionado pela adição de marcas e fábricas além da ampliação das vendas na China. As vendas do Grupo VW, que também incluem as marcas de luxo Audi e Porsche, mais que dobraram no ano passado, chegando a 10 milhões de veículos, enquanto o lucro quase triplicou para 12,7 bilhões de euros (US$ 14 bilhões). "A VW está capturando a coroa de vendas em tempos difíceis com os maiores mercados automobilísticos em declínio," disse o chefe do centro de gerenciamento automotivo, um grupo de pesquisa próximo a Colônia, Stefan Bratzel. 

Comente agora
28
Jul
Choques elétricos mataram mais de 600 pessoas no Brasil em 2014
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:12h

Em 2014, 627 pessoas morreram por choques elétricos no Brasil, segundo pesquisa apresentada pelo Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre). Deste total, 180 mortes aconteceram dentro de casa, 79 em estabelecimentos comerciais e quatro, dentro de escolas, entre outros. De acordo com o instituto, as causas são variadas, desde problemas com tomadas e extensões, cercas eletrificadas, eletrodomésticos e até chuveiros elétricos. A região que apresenta o maior número de acidentes fatais foi o Nordeste, com 266 ocorrências. O Sudeste teve 123 mortes, sendo 56 no Estado de São Paulo. Em relação aos profissionais atingidos, o número de pedreiros, pintores e ajudantes supera o de eletricistas: 31 contra 29. Já a faixa etária mais atingida é de pessoas com idade entre 31 e 40 anos, com 166 ocorrências. As crianças também sofrem com os problemas nas instalações elétricas: foram 69 casos fatais em pessoas de zero a 15 anos. Para evitar problemas com as instalações elétricas, o Procobre criou o programa Casa Segura, que dá dicas de como manter suas instalações elétricas de maneira correta.

Veja algumas dicas:

Comente agora
28
Jul
Veja a lista de 20 profissões que estão em baixa no mercado
Postado por: Samile Macedo / 11:50h

Com a crise financeira do Brasil e a crise econômica internacional, algumas áreas estão com baixa procura de profissionais. Em entrevista à Exame, especialistas se ressentem com o desaquecimento do mercado e demissões. Além de engenheiros, profissionais de marketing, setor imobiliário e de áreas de desenvolvimento organizacional também aparecem na lista, elaborada com base em dados de consultorias de recrutamento. Confira a seguir, o levantamento feito pela Exame.com:

1) Engenheiro de vendas: O que faz? Desenvolve e apresenta soluções de produtos ou serviços, prospecta novos negócios e elabora novas propostas técnicas e comerciais. Por que está em baixa? As empresas não têm visto o investimento neste profissional como estratégico, segundo Anna Melo, gerente da Randstad Professionals em entrevista à Exame. A indústria é o setor que mais sofre com a retração da economia, em especial alguns segmentos de mercado como automotivo, construção civil e bens de capital, segundo levantamento da consultoria Michael Page.

2)Analista de treinamento: O que faz? Desenvolve técnicas e treinamentos com trabalhos de planos de desenvolvimento individuais, baseado na gestão de competências. Por que está em baixa? De acordo com Anna Melo, o treinamento e desenvolvimento são uma excelente ferramenta de retenção e motivação de profissionais que buscam crescimento. Entretanto, a atividade gera um custo que, no atual momento econômico, está sendo evitado pelas empresas.

3) Especialista em Desenvolvimento Organizacional: O que faz? Responsável pela área de desenvolvimento organizacional é o profissional que busca ferramentas e métodos para que as pessoas se desenvolvam de acordo com a estratégia da empresa. Por que está em baixa? O espaço para especialistas, sobretudo aqueles focados em desenvolvimento organizacional, no departamento de recursos humanos é escasso atualmente o que exige a ampliação do escopo de atuação dos profissionais, de acordo com Natasha Petel, diretora da empresa Hays. 

Comente agora
28
Jul
PF fará busca em e-mails de funcionários de empreiteiras; desvio seria de R$ 4,5 mi
Postado por: Samile Macedo / 11:35h

Os mandados de busca e apreensão da 16ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta terça-feira (28), visam conseguir objetos e dados de e-mails de funcionários das empresas envolvidas no suposto pagamento de propina em obras da usina nuclear Angra 3. Segundo o procurador federal Athayde Ribeiro Costa, serão cumpridos também cinco mandados de condução coercitiva para executivos de empreiteiras investigadas. Esta fase, explica, não “mira” pessoas ligadas a partidos políticos. Nesta terça, foram presos o presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, e o executivo da Andrade Gutierrez, Fabio David Barra. De acordo com o delegado Igor Romário de Paula, da Polícia Federal, os dois foram detidos no Rio de Janeiro e devem chegar a Curitiba no começo da noite. As investigações da fase chamada "Radioatividade", contudo, devem continuar. “As buscas não terminaram. São empresas muito grandes e vai levar um tempo para terminar”, explicou. Durante a coletiva que explicou como funcionava o suposto esquema, que teria movimentado cerca de R$ 4,5 milhões, Athayde Costa afirmou que a corrupção estava espalhada por diversos órgãos da administração pública. “A corrupção no Brasil é endêmica e está em processo de metástase”, comparou. (Bahia Notícias)

Comente agora
28
Jul
Grávida estava viva quando bebê foi arrancado da barriga
Postado por: Samile Macedo / 08:53h

A jovem Patrícia Xavier da Silva, de 21 anos, estava viva quando teve a barriga cortada com lâminas de barbear e o filho retirado do útero aos nove meses de gravidez. O inquérito que apurava o crime que chocou a cidade de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, foi concluído na segunda-feira e mais detalhes foram confirmados pela Polícia Civil. Conforme os delegados Silvério Rocha e Iara Gomes, a autora, Gilmária Silva Patrocínio, 33, agiu sozinha. Ela atraiu Patrícia, em quem tinha colocado um piercing anos atrás, até a lavanderia de um hospital abandonado dizendo que entregaria móveis e roupas para a criança. Quando as duas chegaram ao local, a vítima foi golpeada na cabeça e desmaiou. Gilmária cortou a barriga com duas lâminas, fez o parto e assassinou a mulher com um mais um golpe no pescoço. Ela morreu por asfixia. O corpo foi encontrado no dia 30 de junho, dentro de uma caixa d'água, com as mãos e pés amarrados. No dia 1º de julho, a polícia chegou até Gilmária, que estava com a criança. A mulher chegou a dizer que o filho era dela, mas acabou confessando o crime, que foi tramado em uma tentativa de salvar o casamento. A doméstica temia que o companheiro se separasse dela, forjou uma gravidez e disse que "precisava" de um bebê.

Comente agora
28
Jul
Odebrecht ataca Moro e não explica mensagens cifradas
Postado por: Samile Macedo / 08:07h

A defesa do empreiteiro Marcelo Odebrecht decidiu atacar nesta segunda-feira o juiz Sergio Moro, integrantes do Ministério Público e a Polícia Federal em petição enviada à Justiça Federal em Curitiba (PR). Os advogados se recusaram a explicar as mensagens cifradas encontradas no telefone celular do empreiteiro e as referências a siglas que, segundo os investigadores, podem estar relacionadas a políticos como o ex-presidente Lula, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), o senador José Serra (PSDB) e o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT). Terminava hoje o prazo para que os defensores explicassem o contexto de cada mensagem apreendida. Relatório da Polícia Federal com base em mensagens extraídas do celular de Marcelo revela o amplo leque de políticos com os quais ele tinha contato e seu esforço para utilizar siglas e mensagens codificadas para anotar as ações. De acordo com o documento, ele lançou mão de uma estratégia de confrontar as investigações da Lava Jato que contaria com "policiais federais dissidentes", dupla postura perante a opinião pública, apoio estratégico de integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ataques às apurações internas da Petrobras. A PF avalia que o empreiteiro buscava criar "obstáculos" e "cortinas de fumaça" contra a operação Lava Jato. Em manifestação entregue a Moro, a defesa de Odebrecht classificou a atuação do MP como "intolerável" por ter utilizado "documentos velhos de autenticidade duvidosíssima" e uma "artificiosa correlação entre telefonemas" para incriminar o empreiteiro.

Comente agora
27
Jul
Instituto Patrícia Galvão lança dossiê sobre violência contra a mulher
Postado por: Anacley Souza / 22:17h

O Instituto Patrícia Galvão, organização social sem fins lucrativos voltada à comunicação e direitos das mulheres, lançou hoje (27) uma plataforma na internet direcionada a jornalistas e comunicadores independentes com dados sobre a violência contra a mulher. A ferramenta funciona como um dossiê e entra no ar em agosto, trazendo as últimas pesquisas publicadas sobre assuntos como violência doméstica, sexual, feminicídio e violência de gênero na internet (como a pornografia de vingança). O objetivo é agregar mais conteúdo futuramente e inserir outras formas de violência. A plataforma traz também um banco de fontes, inicialmente com os contatos de 100 especialistas no assunto. Um dos papéis do site é facilitar o acesso da imprensa ao material do instituto para diminuir os preconceitos quando o tema surge na cobertura dos veículos de comunicação, além de apoiar os comunicadores independentes e ativistas. “Na última década, a gente teve a grande expansão do feminismo na internet”, disse Maíra Kubik, professora em Estudos de Gênero e Diversidade, do departamento de Ciência Política, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “A gente pode situar a violência como a ruptura de qualquer forma de integridade, seja psíquica e sexual. Da forma como a sociedade está constituída, coloca determinados grupos em posições de superioridade e inferioridade. No caso das relações de gênero, a gente pode simplificar com o nome de machismo. As mulheres seriam inferiores na sociedade”, explica. Membro da organização não governamental Cidadania, Estudo, Pesquisa Informação e Ação (Cepia) Jacqueline Pitanguy defende que a mídia precisa deixar de julgar com tanta perversidade as mulheres que demoram a sair de uma relação em que sofrem violência doméstica. “A violência doméstica é repetição e tem uma direção, normalmente os homens batem e as mulheres apanham.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com