As comentadas

Boa noite , Sexta-feira, 18/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

Brasil

17
Abr
Dilma vai de 40% para 37% mas ainda ganha no primeiro turno, diz Ibope
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 18:51h

As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) variaram de 40% em março para 37% neste mês, mas ainda assim ela venceria a eleição no primeiro turno se tivesse como adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) ou Aécio Neves e Marina Silva (PSB), além de outros sete candidatos de pequenos partidos, informa pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (17). Um candidato vence uma eleição no primeiro turno quando a soma dos votos válidos dos rivais é inferior ao total de votos que ele recebeu. Para a Justiça Eleitoral, os votos válidos excluem brancos e nulos. As candidaturas para a eleição 2014 somente serão oficializadas em junho, mês em que os partidos terão de realizar convenções para escolher os nomes que concorrerão. De acordo com o Ibope, Dilma acumula 37% tanto no cenário com Aécio e Campos quanto no cenário com Aécio e Marina – na última segunda-feira (14), o PSB anunciou a chapa com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos como pré-candidato a presidente e a ex-senadora Marina Silva como vice. Até 20 dias do primeiro turno da eleição, marcada para 5 de outubro, os partidos podem trocar de candidato.

No primeiro cenário, com Eduardo Campos, os números são os seguintes:
- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Aécio Neves (PSDB): 14%
- Eduardo Campos (PSB): 6%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidélix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Eduardo Jorge (PV): 0%
- Brancos e nulos: 24%
- Não sabe/não respondeu: 13%

No segundo cenário, com Marina Silva como candidata do PSB, os percentuais são:

Comente agora
17
Abr
Corpo de menino é achado dentro de máquina de lavar no Rio de Janeiro
Postado por: Letícia Oliveira / 17:48h

O corpo de um menino de quatro anos foi encontrado na manhã desta quinta-feira (17) dentro de uma máquina de lavar na comunidade de Baixada do Sapateiro, no Complexo de Favelas da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. O menino estaria amarrado e enrolado em um edredon, colocado dentro da lava-roupas da mãe dele. Não há informações sobre quem teria cometido o crime. Segundo o relações-públicas da Força de Pacificação, major Alberto Horita, as tropas que atuam na pacificação da Maré foram acionadas pela família em função do desaparecimento do garoto por volta de 22h de ontem. Apesar das buscas, ele foi encontrado apenas na manhã de hoje. A Força de Pacificação se limitou a isolar a casa do menino para o trabalho da Polícia Civil, que ficou a cargo da Delegacia de Homicídios. (Folhapress)

Comente agora
17
Abr
Escritor Gabriel García Márquez morre aos 87 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 17:28h

Morreu o escritor colombiano Gabriel García Márquez, aos 87 anos, informou a agência de notícias Reuters. A notícia foi dada por jornais como o colombiano "El Tiempo", o mexicano "Excelsior" e o espanhol "El País". Ele ficou internado com pneumonia e infecção respiratória na Cidade do México, onde morava, entre o fim de março e início de abril. Em julho de 2012, o mais novo de seus dez irmãos, Jaime García Márquez, revelou que o autor sofria de demência senil “há alguns anos” e que estava lutando contra a perda de memória. O escritor era casado com Mercedes Barcha Pardo desde 1958. Eles tiveram dois filhos: Rodrigo, que nasceu em 1959, e Gonzalo, nascido em 1962. Considerado um dos mais importantes escritores do século 20 e um dos mais renomados autores latinos da história, Gabriel García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia. Chegou a estudar Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas não concluiu o curso, preferindo iniciar carreira no jornalismo. Seu primeiro romance, “A revoada (O enterro do diabo)” foi escrito no início da década de 1950, mas publicado apenas em 1955 por iniciativa de amigos enquanto ele estava na Europa.

Comente agora
17
Abr
Pedido para rastrear Dirceu atinge até STF e Congresso
Postado por: Letícia Oliveira / 16:18h

O pedido de quebra de sigilo feito por uma promotora que investiga o ex-ministro José Dirceu atingiria até aparelhos usados no Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional. As antenas que cobrem a região apontada como alvo pelo Ministério Público do Distrito Federal cobrem a área da praça dos Três Poderes, no centro de Brasília, que abriga as sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. A promotora Márcia Milhomens Sirotheau Corrêa é a responsável por analisar o suposto uso de um celular por Dirceu de dentro da Papuda. Mas no documento enviado à Vara de Execuções Penais do DF, ela apontou duas coordenadas geográficas sem indicar as áreas correspondentes. Ouvidos pela Folha de S. Paulo, técnicos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) confirmaram o alcance do pedido. Ao tomar conhecimento da extensão da área, o governo reagiu imediatamente e entrou com uma reclamação disciplinar contra a promotora na Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público. O órgão tem o poder de avaliar a conduta de seus integrantes. A AGU (Advocacia-Geral da União), órgão que representa juridicamente o governo federal, critica a solicitação "ampla, geral e irrestrita, sem qualquer explicação". A promotora afirmou nesta quarta-feira (17), por meio de sua assessoria, que só se manifestará sobre o caso nos autos do processo.

Comente agora
17
Abr
Dilma pede urgente negociação com Argentina para destravar exportações
Postado por: Letícia Oliveira / 15:00h

Após mais de duas horas de reunião com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, e representantes das 29 empresas associadas à entidade, a presidenta Dilma Rousseff determinou que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli, conversem rapidamente com o governo argentino para destravar as exportações para o parceiro do Mercosul. Ao sair da reunião, Moan disse que Borges e Cafarelli disseram que estarão na Argentina já na próxima semana reiniciando a negociação. “A questão com o governo argentino foi uma restrição a importações de produtos do Brasil [no fim de 2013] e no dia 28 de março foi assinado um memorando de entendimento entre os dois governos determinando o fluxo de comércio.

Comente agora
17
Abr
Por setor automotivo, Dilma quer nova rodada de negociações
Postado por: Letícia Oliveira / 14:41h

A presidente Dilma Rousseff determinou hoje nova rodada de negociações com a Argentina para reduzir restrições para a exportação de veículos automotores. Segundo o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, na semana que vem o ministro Mauro Borges (Desenvolvimento) e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Caffarelli, deverão ir ao país vizinho discutir a situação. A Argentina é o principal parceiro comercial das fábricas brasileiras do setor. Compra nove de cada dez carros exportados pelo Brasil. O país vive uma crise cambial e adotou, em dezembro, medidas de restrição de até 27,5% na compra de importados para conter a deterioração das reservas. “Nós perdemos no primeiro trimestre 32% das exportações previstas. Então é um prejuízo bastante pesado. E as exportações significam cerca de quase 20% da nossa produção. Então nós estamos falando de um impacto de 27% a 28% na produção”, relatou Moan após audiência com a presidente no Palácio do Planalto. 

Comente agora
17
Abr
IBGE: desemprego caiu por redução no nº de desocupados
Postado por: Letícia Oliveira / 13:19h

Embora a taxa de desemprego de 5,0% no mês de março tenha sido a menor para o mês desde o início da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), em 2002, não houve geração de vagas no período de um ano. A população ocupada ficou estável (0,0%) em relação a março do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A população ocupada é praticamente igual à de março do ano passado. A taxa caiu porque teve uma redução da população desocupada. Mas, como a população ocupada está estável, então houve aumento da inatividade”, concluiu Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. A população desocupada recuou 11,6% em março ante março de 2013, o equivalente a menos 159 mil pessoas na fila do desemprego. Ao mesmo tempo, houve uma elevação de 4,2% no número de inativos no período, o mesmo que 760 mil pessoas migrando para a inatividade. (AE)

Comente agora
17
Abr
Concedida anistia política a líder sindical assassinado em 1985
Postado por: Letícia Oliveira / 13:18h

O Ministério da Justiça publicou na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União portaria que declara anistiado político post mortem o líder sindical Nativo da Natividade de Oliveira. A anistia foi concedida em razão de sua militância política e luta pelos direitos dos trabalhadores do campo. A portaria determina pagamento de prestação mensal permanente e continuada de R$ 1.356,00 a Maria de Fátima Marinelli, viúva de Nativo. Prevê também o pagamento de R$ 273 mil referente à soma do valor mensal retroativo da data do julgamento, em setembro de 2013, a março de 1998. A militância de Nativo da Natividade de Oliveira começou na década de 70 quando realizou trabalhos de conscientização política junto aos camponeses em Carmo do Rio Verde (GO). Ele foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carmo do Rio Verde, secretário rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e atuou nas Comunidades Eclesiais de Base, ligadas à Igreja Católica.

Comente agora
17
Abr
Dilma destaca apoio federal à segurança na Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 13:03h

A presidente Dilma Rousseff destacou, em sua conta no Twitter, o apoio do governo federal à segurança pública no Estado da Bahia “Autorizei o envio de tropas federais para dar apoio à segurança pública e garantir a paz na Bahia”, escreveu. “É inadmissível que a segurança da população baiana fique em risco”, acrescentou. Dilma ainda destacou: “O gov@jaqueswagner tem todo o apoio do meu governo para garantir segurança à população da Bahia”. Agentes da Força Nacional de Segurança Pública desembarcaram em Salvador na quarta-feira para fazer o policiamento nas principais cidades da Bahia durante greve da Polícia Militar no Estado. A atuação das equipes foi permitida por decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO)assinado por Dilma, a pedido do governador Jaques Wagner (PT). Ao todo, 5 mil agentes trabalham na operação. (Agência Estado)

Comente agora
17
Abr
Infraero espera 3,57 milhões de passageiros nos aeroportos durante feriado
Postado por: Anacley Souza / 12:37h

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima movimentação de 3,57 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela empresa durante o feriado prolongado, entre 16 e 22 de abril. Esse número é 9,84% maior que o registrado na Semana Santa de 2013, que chegou a 3,25 milhões de passageiros. Os números não incluem os terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), concedidos à iniciativa privada. Segundo balanço divulgado às 11h pela Infraero, dos 778 voos domésticos programados desde a meia-noite, 6,2% saíram atrasados, 1,9% estão atrasados no momento e 5,8% foram cancelados. A expectativa é que o movimento nos aeroportos aumente a partir das 17h. Segundo a Infraero, para atender ao grande fluxo de passageiros, foi acionado plano de ação, com reforço nas equipes de segurança e operações, por meio de remanejamento das escalas de trabalho e acompanhamento de equipamentos essenciais, como esteiras e pontes de embarque. Essas medidas são regularmente adotadas em períodos de grande movimentação, como as festas de final de ano e feriados prolongados. Também será reforçado o atendimento aos usuários durante o feriado. Nos saguões, funcionários vestidos com os coletes amarelos da ação “Posso Ajudar? May I Help You?” estarão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar passageiros. A Inframérica, concessionária do Aeroporto de Brasília, estima que aproximadamente 275 mil pessoas passem pelo local entre 18 e 21 de abril. O número representa aumento de 8% no movimento, em relação ao mesmo período de 2013. Em Brasília, dos 67 voos domésticos programados para hoje, 17,9% saíram atrasados, 9% estão atrasados no momento e 4,5% foram cancelados. (Agência Brasil)

Comente agora
17
Abr
MST fecha rodovias no DF para lembrar Carajás
Postado por: Anacley Souza / 11:56h

Cerca de 200 manifestantes do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fecharam duas rodovias, a BR-070 (altura do km 33, no balão que dá acesso a Brazlândia) e a BR-020 (altura do km14/15) em Brasília, no início da manhã desta quinta-feira, 17, segundo a Polícia Rodoviária do DF. No horários dos protestos, motoristas que seguiam para o Distrito Federal ficaram presos em longos congestionamentos. As vias foram liberadas por volta das 10 horas da manhã. A ação fez parte da Jornada de Lutas de Abril, que relembra os 18 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 trabalhadores sem terra que estavam em marcha para Belém (PA), foram cercados e assassinados pela força policia. (Agência Estado)

Comente agora
17
Abr
Patrulha governista atinge publicidade infantil
Postado por: Anacley Souza / 11:02h

Desde o dia 4 deste mês, o Brasil integra ao lado de Suécia, Noruega e da província de Quebec, no Canadá, uma restrita lista de países que proíbem a publicidade direcionada ao público infantil. Nesse caso, a comparação com nações ricas é mais motivo de preocupação do que de notoriedade. A imposição contra o livre exercício da propaganda é de autoria do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), subordinado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O órgão determinou nove critérios considerados abusivos na comunicação mercadológica dirigida à criança. O texto, aprovado em assembleia realizada em março e publicado no Diário Oficial da União, proíbe, por exemplo, a veiculação de campanhas com músicas cantadas por crianças, uso de bonecos e excesso de cores, desenho animado, entre outros detalhes que inviabilizam qualquer produção – deixando espaço apenas para campanhas institucionais de utilidade pública. O mercado reagiu estarrecido à resolução: nove entidades representativas assinaram um documento no qual declaram não reconhecer a legitimidade da resolução. “O Poder Legislativo, exercido pelo Congresso Nacional, é o único foro com legitimidade constitucional para legislar sobre publicidade comercial”, diz a nota. A resolução se sobrepõe a um já estruturado arcabouço autorregulatório que estabelece os limites do exercício da publicidade no Brasil.

Comente agora
17
Abr
Lei contra milícias é aplicada a black blocs
Postado por: Anacley Souza / 09:28h

Em meio a queixas da população e protestos contra a realização da Copa no Brasil, a presidente Dilma Rousseff usou seu discurso para os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, no Planalto, para defender as obras que estão sendo feitas pelo governo, justificando que elas não serão apenas para a competição, mas que ficarão para todos. Avisou também que haverá "segurança pesada" durante o período da Copa. "Nós botaremos segurança pesada na Copa. As nossas Forças Armadas participarão, em caráter dissuasório, e em toda retaguarda", assegurou Dilma, acrescentando que "não há a menor hipótese de o governo federal pactuar com qualquer tipo de violência. Nós não deixaremos em hipótese alguma a Copa ser contaminada". Dilma também fez questão de responder às duras críticas apresentadas pelo representante dos Trabalhadores no Conselhão, Ubiraci Dantas de Oliveira. Em seu discurso, o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) afirmou que estava "curioso" para saber em que foram aplicados os investimentos de R$ 143 bilhões que o governo diz que fez em melhorias para a população. "Porque a situação continua a mesma", disse.

Um comentário
17
Abr
Caixa é autorizada a aumentar preço da aposta da Mega, Lotofácil e Quina
Postado por: Anacley Souza / 07:40h

Portaria publicada nesta quinta-feira (17) no "Diário Oficial da União" autoriza a Caixa Econômica Federal (CEF) a reajustar os preços das apostas das loterias Mega-Sena, Lotofácil e Quina. De acordo com a portaria, a Caixa fica autorizada a elevar os preços da aposta mínima da Mega-Sena, a partir de 11 de maio de 2014, de R$ 2 para R$ 2,50 (constituída de 6 números) . No caso da Lotofácil, de R$ 1,25 para R$ 1,50 (composta de 15 números), a partir de 10 de maio. Para a Quina, de R$ 0,75 para R$ 1 (composta por 5 números), também a partir de 11 de maio. A portaria diz, ainda, que a Caixa deverá ajustar os valores das apostas constituídas de 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15 números da Mega-Sena, e de 16, 17 e 18 números da Lotofácil, nos dois casos, de acordo com a proporção da quantidade de apostas combinadas realizadas. Autoriza, ainda, o reajuste das apostas de 6 e 7 números da Quina para R$ 4 e R$ 10, respectivamente. Os valores da premiação fixa das apostas vencedoras com 11, 12 e 13 números da Lotofácil serão reajustados para, respectivamente, R$ 3, R$ 6 e R$ 15. A Caixa deverá divulgar os novos preços das apostas com, no mínimo, 10 dias de antecedência de cada data estabelecida, diz a portaria. Os ajustes serão efetivados mediante publicação, no "Diário Oficial da União", até 30 de abril.(G1)

Comente agora
16
Abr
'Não houve intenção de enganar ninguém', diz ex-diretor da Petrobras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:38h

O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró afirmou nesta quarta-feira (16), em audiência na Câmara dos Deputados que durou cinco horas, que não teve a "intenção de enganar" o conselho de administração da estatal ao apresentar, em 2006, um relatório que não citava cláusulas importantes sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). Segundo o ex-dirigente da petroleira, a decisão de adquirir a refinaria norte-americana foi compartilhada com os conselheiros da Petrobras. "Eu apresentei um trabalho que foi desenvolvido durante mais de um ano. Não houve nenhuma intenção de enganar ninguém, não há nenhum sentido de enganar ninguém. A posição [de comprar a refinaria de Pasadena] não é uma posição só minha, é da diretoria e do conselho [da Petrobras] que aprovou este projeto. Não existem decisões individuais nem na Diretoria nem no Conselho. Foi tudo baseado numa série de consultorias por mais de um ano", disse Cerveró ao ser indagado pelo deputado Vanderlei Makris (PSDB-SP) sobre se considerava ter enganado a presidente Dilma Rousseff.

Um comentário
16
Abr
Aposta de MS leva R$ 37,6 milhões na Mega
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:54h

Uma aposta de Figueirão (MS) acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.591 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (16), em Osasco (SP), e vai levar o prêmio de R$ 37.626.306,90. Veja as dezenas: 04 - 10 - 23 - 33 - 38 - 55. A Quina teve 278 acertadores e cada um vai levar R$ 13.578,58. Já a Quadra paga R$ 333,29 para cada um de seus 16.180 ganhadores. A previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 2 milhões no sorteio do próximo sábado (16), segundo a Caixa Econômica Federal.

Comente agora
16
Abr
Vox Populi aponta Dilma com 40% sem crescimento dos adversários
Postado por: Letícia Oliveira / 18:41h

Nova pesquisa Vox Populi / CartaCapital divulgada nesta quinta-feira (16) não revela mudanças significativas desde o último cenário apontado no dia 4 de abril em levantamento do Datafolha. A presidente Dilma Rousseff ainda seria reeleita no primeiro turno, com a aprovação de 40% dos eleitores. Todos os adversários juntos somam 26% das intenções de voto. Aécio Neves segue em segunda posição, com 16%. Eduardo Campos (PSB), que já anunciou a ex-senadora Marina Silva como a pré-candidata a vice em sua chapa, soma 8%. O pré-candidato do PSC, Pastor Everaldo Pereira, tem apenas 2%. Os postulantes Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Foram computados 15% de votos brancos ou nulos. O número de eleitores que não sabem em quem votar ou que não responderam a pesquisa é de 18%. O instituto ouviu 2.200 eleitores em 161 municípios. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.

Comente agora
16
Abr
Para impedir que renúncia pare processo contra Vargas, oposição vai ao STF
Postado por: Letícia Oliveira / 17:15h

Os partidos que entraram com a representação contra o deputado André Vargas (PT-PR), PSDB, DEM e PPS, pretendem entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir que, caso o petista renuncie ao mandato, o processo de cassação contra ele não seja sustado. Vargas voltou a cogitar a hipótese de renúncia com a possibilidade da Mesa da Câmara entender que com ela o processo pararia. Para garantir a aplicação da lei segundo a qual o ato de renúncia não exime o parlamentar da perda dos direitos políticos, a oposição articula novamente recorrer ao Judiciário – o STF já foi acionado recentemente para tentar assegurar uma CPI restrita à Petrobras. Informações da Folha de S. Paulo.

Comente agora
16
Abr
César Borges dá posse ao novo secretário executivo do Ministério
Postado por: Letícia Oliveira / 16:53h

O ministro dos Transportes, César Borges empossou no comando da secretaria executiva do Ministério dos Transportes, o ex-deputado e ex-vice prefeito de Belém, Anivaldo Vale, na terça(15). O presidente do PR na Bahia, deputado José Rocha participou da posse representando a bancada do partido no Congresso, já que Anivaldo é uma indicação dos republicanos. O deputado disse ter confiança de que Anivaldo vai cumprir uma missão de grande relevância para os propósitos do ministro que luta para vencer a burocracia e agilizar a execução das inúmeras obras sob responsabilidade da pasta. Como exemplo, o deputado cita os diversos entraves enfrentados para a duplicação do trecho da BR 101 na Bahia e a construção da Ferrovia Oeste Leste(Fiol), que deve ligar o porto de Ilhéus a Barreiras, no oeste do estado.

Comente agora
16
Abr
Dilma diz que segurança da Copa está garantida
Postado por: Letícia Oliveira / 15:08h

A cerca de 60 dias do início da Copa do Mundo, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (16) que o governo vai garantir a segurança do evento e que “não há hipótese” de que o Mundial seja afetado por episódios de violência. “A Copa implica aperfeiçoamento enorme da nossa segurança. Colocaremos segurança pesada, as nossas Forças Armadas participarão em caráter dissuasório, mas atuarão em toda a retaguarda e também na contenção. Usaremos a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal e temos parceria com todos os governadores. Temos feito reuniões sistemáticas e acompanhamos todos os eventos, sem exceção”, disse a presidenta em discurso durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto. Desde o ano passado, diversas manifestações pelo país questionam a realização da Copa e os investimentos públicos em obras para o Mundial, muitos deles com episódios de vandalismo, violência e conflito com as forças de segurança pública. “Não há a menor hipótese do governo federal pactuar com qualquer tipo de violência. Não deixaremos em hipótese alguma a Copa ser contaminada, esse é um momento importante para o país”, acrescentou.

Um comentário
16
Abr
Lava Jato: PF vai investigar corrupção e fraudes em licitações
Postado por: Letícia Oliveira / 14:43h

A Polícia Federal deverá abrir novos inquéritos no âmbito da Operação Lava Jato para investigar especificamente fraudes em licitações, desvios de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e sonegação fiscal. Essa etapa da investigação terá como meta principal identificar servidores e administradores públicos e políticos envolvidos com o doleiro Alberto Youssef, personagem central da Lava Jato, deflagrada em 17 de março para estancar esquema de lavagem de dinherio que pode alcançar R$ 10 bilhões. Nesta terça feira, 15, a PF concluiu 4 inquéritos e indiciou 46 investigados, entre eles Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. O ex-executivo da estatal foi indiciado em um desses inquéritos, da Operação Bidone – desdobramento da Lava Jato -pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Costa e Youssef estão presos em caráter preventivo, por ordem da Justiça Federal.  A PF vai produzir novos inquéritos para estabelecer os vínculos do doleiro e do ex-diretor da Petrobrás com agentes públicos e políticos. A PF suspeita que Youssef se infiltrou em órgãos públicos por meio de empresas de fachada para conquistar licitações milionárias. Na Petrobrás, o braço do doleiro teria sido Paulo Roberto Costa, segundo suspeita a PF. (Agência Estado)

Comente agora
16
Abr
‘Brincadeira do desmaio’ alarma pais e escolas no Rio. Assista:
Postado por: Letícia Oliveira / 13:57h

Um jogo perigoso está ganhando popularidade nas escolas do Rio com a divulgação de vídeos na internet. A “brincadeira (ou jogo) do desmaio” consiste em provocar a perda da consciência por meio de asfixia, o que pode ser feito com estrangulamento ou pressão no peito — “método” mais utilizado nos colégios —, sempre com a ajuda de outros colegas. No Rio, um episódio ocorrido no Liceu Franco-Brasileiro fez o colégio distribuir, esta semana, um folheto que alerta os alunos sobre o perigo da prática. Entre as possíveis consequências, segundo médicos, estão hematomas, parada cardíaca, lesões cerebrais, coma e até a morte. Mês passado, na escola do bairro carioca das Laranjeiras, um aluno do 1º ano do ensino médio desmaiou em pleno pátio, na hora do recreio, durante a o jogo. Ainda tonto, ao tentar se levantar ele bateu com a cabeça num banco, sofrendo escoriações. O estudante de 14 anos foi encaminhado para casa, e seus pais foram chamados à coordenação. Ele e mais três alunos que participavam da “brincadeira” foram suspensos por um dia. — Eu não sabia o que estava fazendo. Como outros meninos estavam brincando, resolvi tentar. Mas, quando fiquei tonto e percebi que ia apagar, me dei conta de que foi uma péssima ideia — afirma o garoto.

Comente agora
16
Abr
Rodoviários confirmam que ônibus irão parar de rodar às 18 horas
Postado por: Letícia Oliveira / 13:27h
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Rodoviários de Salvador, Daniel Mota, confirmou no início da tarde desta quarta-feira (16) que os ônibus do transporte público de Salvador começarão a ser recolhidos para as garagens às 18h. Mota ainda informou que, diferente do que aconteceu nesta quarta, quando os ônibus começaram a rodar às 5h, a previsão é de que amanhã o serviço esteja disponível para a população apenas a partir das 6h. "Os rodoviários não pretendem fazer uma paralisação geral, mas só prestarão o serviço à população nos momentos em que houver um mínimo de segurança disponível", informou Mota. O posicionamento do sindicato pode sofrer alterações a depender dos rumos que a greve siga até o final do dia. (Aratu)
Comente agora
16
Abr
'Mulheres dizem não a Bruno no Mocão', diz cartaz de campanha
Postado por: Anacley Souza / 12:04h

O Movimento Levante Popular da Juventude realiza em Montes Claros (MG) uma campanha contra a vinda do goleiro Bruno para a cidade. Nas ruas do Centro é possível ver diversos cartazes com os dizeres “levante-se contra o machismo” e “as mulheres dizem não a Bruno no Mocão”. O goleiro tem um contrato assinado com o time local Montes Claros Futebol Clube, que atualmente disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro. Nesta terça-feira (15), os advogados que defendem Bruno, preso em Contagem, entregaram à Secretaria de Estado de Defesa Social um reforço do pedido de transferência do detento para a cidade do Norte de Minas Gerais para que assim o jogador pudesse atuar pelo time. Marta Gravi, uma das organizadoras do movimento, encara a vinda do atleta como uma agressão às mulheres da região. “A vinda do goleiro contribui para a naturalização da violência contra a mulher, que na nossa sociedade é vista como algo naturalmente aceito. A presença dele também contribui para que as agressões se perpetuem e continuem a ser vivenciadas no dia a dia”, diz.

Comente agora
16
Abr
Portaria reconhece situação de emergência em 14 municípios de Sergipe
Postado por: Anacley Souza / 11:56h

A Secretaria Nacional de Defesa e Proteção Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em 14 municípios do estado de Sergipe em decorrência da seca. A medida está em portaria publicada na edição de hoje (16) do Diário Oficial da União. O reconhecimento da situação de emergência agiliza os trâmites para que os municípios recebam ajuda federal de assistência às vítimas de desastres naturais e outras ações emergenciais. Os municípios sergipanos são: Canindé de São Francisco, Feira Nova, Gararu, Gracho Cardoso, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Porto da Folha e São Miguel do Aleixo. (Agência Brasil)

Comente agora
16
Abr
Bancos estarão fechados nos dias 18 e 21 de abril
Postado por: Anacley Souza / 10:47h

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias nos dias 18 e 21 de abril, devido aos feriados nacionais de Sexta-feira da Paixão e Tiradentes. No comunicado, a entidade ressalta que a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). As contas com vencimento marcado para estas datas, como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês, poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, dia 22 de abril, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). “Mesmo durante o feriado os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente. Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor”, ressalta, na nota, o diretor adjunto de operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria. Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).(Agência Brasil)

Comente agora
16
Abr
Fraqueza do SBT pode levar Rachel Sheherazade acertar com a Band
Postado por: Anacley Souza / 10:40h

Foi uma incontestável demonstração de fraqueza a decisão anunciada pelo SBT em não mais permitir os comentários da Rachel Sheherazade no seu telejornal. Depois de todo barulho causado, nem tem como justificar. A direção da casa curvou-se à força dos desejos e verbas governamentais. A nossa democracia, como se observa, só vai até a página 3. Funciona de um lado só. O SBT, com isso, deu um passo atrás na credibilidade do seu telejornal. A diferença do "SBT Brasil" em relação aos demais era a opinião colocada pelos seus dois apresentadores, Rachel e Joseval Peixoto. Cabia ao telespectador o direito concordar ou não com o que era dito. Os interesses envolvidos, uma vez mais, falaram mais alto. O "cala boca" na Rachel, antes de ser apenas um fato isolado, acaba servindo como aviso geral. É uma pena que assim seja. Quem viveu tudo aquilo lá atrás e vê isso agora, só pode lamentar que quase nada mudou. Apresentadores por apresentadores, tanto a Rachel como o Joseval estão longe de serem os melhores no SBT. O que distinguia tanto ela como ele de todos os outros eram os comentários. Algo que até elevou a audiência do telejornal. Como simples ledores de notícias, os dois são absolutamente prescindíveis. Evidente que a decisão tomada terá os seus inevitáveis desdobramentos. A Rachel, com certeza, nesta altura, depois de ver como as coisas funcionam na cidade grande e em emissoras maiores, não pode estar se considerando a pessoa mais feliz deste mundo. A sua saída do SBT, para a Bandeirantes por exemplo, se vier a acontecer, não deve ser surpresa para ninguém. O interesse, posso garantir, existe. Aliás, algo considerado como a volta ideal na concorrente, levando-se ainda em conta o caso Danilo Gentili.(UOL)

Comente agora
16
Abr
Itália pergunta se Brasil tem presídio que respeite 'direitos fundamentais' para Pizzolato
Postado por: Anacley Souza / 10:10h

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que autoridades italianas querem saber se existe penitenciária no Brasil que respeite "os direitos fundamentais da pessoa humana" para abrigar o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Por isso, Janot pediu nesta terça-feira (15) que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, indique um estabelecimento prisional que possa receber o condenado no processo do mensalão, caso o governo italiano decida pela extradição. "Tal petição atende a provocação do Ministério Público italiano junto ao Tribunal de Apelação de Bolonha, cujo teor foi veiculado em mensagem da Interpol datada de 11 de abril de 2014, e tem por base o artigo 12 do Tratato de Extradição Ítalo-brasileiro de 1989. O objetivo é o esclarecimento quanto à existência de unidade carcerária em que sejam respeitados os direitos fundamentais da pessoa humana", diz Janot no documento enviado a Barbosa. O pedido foi feito ao STF pois, para o procurador-geral, cabe ao Judiciário decisões sobre execução da pena. Por isso, ele também solicitou ao Ministério da Justiça (MJ) que aponte presídios no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Distrito Federal, cidades onde Pizzolato tem ligações familiares ou profissionais, nos quais sejam "observados os direitos fundamentais da pessoa humana". O governo brasileiro pediu a extradição de Henrique Pizzolato após ele ser preso na Itália, para que cumpra pena no Brasil, mas ainda não obteve resposta. Informações do G1.

Um comentário
16
Abr
Menina morre após inalar remédio errado em crise de asma no RS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:15h

Uma adolescente de 14 anos morreu na segunda-feira (14) depois de inalar um remédio errado durante uma crise de asma. O corpo da menina foi enterrado na terça (15) em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde ela morava. Andriza Oliveira da Silva precisava inalar um broncodilatador, mas acabou usando, na nebulização, um colírio para glaucoma, que faz o efeito contrário. “Ele provoca obstrução dos brônquios, diminui a eficiência do trabalho cardíaco e pode dar complicações cardiovasculares”, explica a farmacologista Leila Moreira. O medicamento foi comprado por uma irmã de Andriza, de 10 anos, enquanto a mãe estava no trabalho. “A receita foi levada com um bilhete com o nome do medicamento, o qual não tinha nada a ver com o que retornou à residência da menina”, diz o primo Rodrigo Barbosa da Silva. A família registrou um boletim de ocorrência. A polícia já pediu ao Instituto Geral de Perícias laudos complementares sobre o que provocou a morte da adolescente. A certidão de óbito diz que ela foi vítima de um edema pulmonar agudo, o que significa excesso de líquido nos pulmões, provocado por insuficiência cardíaca. Entretanto, o documento não esclarece se o uso da medicação errada pode ter influenciado para que isso acontecesse, apenas que esses exames só devem ficar prontos em três meses.

Comente agora
16
Abr
Mega-Sena pode pagar hoje R$ 38 milhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:41h

O concurso 1.591 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (15), pode pagar R$ 38 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas. O sorteio será realizado em Osasco (SP), às 20h25 (de Brasília). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o valor do prêmio, o ganhador poderá comprar uma frota de 253 carros de luxo ou 63 imóveis no valor de R$ 600 mil cada. Se quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 38 milhões na poupança, poderá receber mensalmente cerca de R$ 200 mil, o equivalente a mais de R$ 6,6 mil por dia.

Comente agora
15
Abr
Aplicativo permite identificar através de placa se carro em revenda é roubado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:57h

Para evitar que um carro roubado seja comprado no mercado de revenda, foi criado o aplicativo para celular Sinesp Cidadão, que ajuda os compradores a saber, através da placa, se a situação de um veículo está regularizada ou não. O aplicativo permite a consulta de veículos registrados no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e, caso esteja marcado como roubado ou furtado, a informação vem destacada em vermelho com o aviso ao usuário: "Não faça abordagem por conta própria ou se aproxime do veículo", devendo-se ligar para o 190. Para placas clonadas, é importante ver as informações sobre o carro que o aplicativo fornece. Caso a descrição não bata com o automóvel, é um sinal de que o veículo também pode estar irregular.  Sinesp Cidadão, do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, está disponível para download para Apple e Android. (Correio)

Comente agora
15
Abr
Projeto propõe distribuição de kit bíblico em escolas públicas
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 21:45h

O deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) apresentou um projeto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) que prevê a distribuição de um kit bíblico aos alunos da rede estadual. A proposta pretende contemplar alunos de todas as religiões, tanto que a Bíblia -que faz parte do kit- poderá ser escolhida pelo aluno na versão católica ou evangélica. Ao ganhar a imprensa local, o projeto de Nunes gerou grande polêmica no estado, levantando apoio e críticas nas redes sociais. Um dos problemas seria a falta de informação sobre o kit para crianças não cristãs, se elas receberiam os livros sagrados de suas religiões como o Corão ou a Torá. Pelo Twitter o deputado do PSD defendeu sua proposta dizendo que não vê problema em tratar desse assunto com alunos de 6 a 12 anos. “Qual o problema em falar de religiosidade nas escolas? Querem falar de sexualidade e até de gêneros e por que a religião não?”, questionou. O parlamentar também falou que a falta de religião “faz do ser humano um andróide” e deixou claro que buscaria parcerias com entidades particulares para ajudar a bancar os kits que seriam distribuídos nas escolas.

Comente agora
15
Abr
Nota da Petrobras foi afetada pela avaliação do Brasil, diz Graça
Postado por: Letícia Oliveira / 18:52h

A presidente da Petrobras, Graça Foster, rebateu críticas ao desempenho da empresa feitas por parlamentares durante audiência pública nesta terça-feira (15). Para a executiva, a queda da estatal na avaliação de agências de risco está relacionada à avaliação do prórpio país. “Nós não perdemos o grau de investimento. O Brasil desceu um degrau e a Petrobras desceu junto com o Brasil. Nós nos relacionamos com 15 bancos, que nos acompanham, que avaliam as nossas ações. Dos 15 bancos, cinco recomendam compra de ações da Petrobras e dez recomendam que mantenham as ações da Petrobras”, garantiu. Ela reconheceu que houve atrasos na produção e destacou as dificuldades enfrentadas. “Nós tivemos atrasos nos barcos de apoio, tivemos alguns atrasos, ao longo dos últimos quatro anos, com unidades de produção. Tudo isso fez – e nós reconhecemos isso no ano de 2012 – uma defasagem da nossa produção, que agora está ajustada”, ressaltou. Informações da Agência Brasil.

Comente agora
15
Abr
Preso no Pará atualiza página no Facebook: "Vida de ladrão é sofrida, mas divertida"
Postado por: Letícia Oliveira / 18:46h

Um presidiário do Centro de Triagem Metropolitano I (CTMI), na Região Metropolitana de Belém, no Pará, é investigado por manter atualizado seu perfil no Facebook mesmo custodiado. Segundo o G1 Pará, a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) informou que um celular foi encontrado com ele dentro do presídio. A Susipe não revelou o nome do preso envolvido no caso e ainda tenta descobrir como o aparelho chegou a ele. Identificado no Facebook como Cidinho di Marituba, ele postava fotos com companheiros de cela de dentro do presídio, além de publicar versos de músicas. Em legendas de algumas de suas fotos, Cidinho di Muritiba comenta sua momentos dentro do presídio: "Vida de ladrão é sofrida, mas é divertida. Vou sair daqui pior".

Comente agora
15
Abr
Operação da Copa do Mundo vai mobilizar 90 aeroportos, diz ministro
Postado por: Letícia Oliveira / 17:27h

Durante a Copa do Mundo do Brasil, entre 12 de junho e 12 de julho, 90 aeroportos do país serão especialmente preparados para a recepção do público. De acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, 78 aeroportos e 12 bases aéreas do País estarão envolvidos na operação. A prioridade ficará com os voos comerciais, mas voos fretados (charter) e executivos serão atendidos adequadamente. Em entrevista à Rádio Estadão, nesta terça-feira (15), Moreira Franco disse que os testes já começaram a ser realizados. "Começamos ontem a fazer simulação em todos os aeroportos da Copa de chegada de autoridades e delegações, torcedores e voos charters para que estejamos absolutamente preparados para qualquer eventualidade", afirmou. O ministro ainda disse que o volume de passageiros não será maior do que ocorreu durante o final do ano, por exemplo. "É fundamental entender que nós tivemos no final do último ano mais passageiros circulando nos aeroportos brasileiros do que vamos ter na Copa", finalizou.

Comente agora
15
Abr
Ipea admite que faltam dados sobre violência sexual
Postado por: Letícia Oliveira / 17:14h
Faltam dados sobre a violência sexual no país para orientar a formulação de políticas públicas. Essa foi a avaliação do diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Daniel Cerqueira, ao participar hoje (14) de audiência pública conjunta das Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. “Queríamos ter um quadro de como o estupro acontece no Brasil, e quando fizemos uma busca pela literatura não achamos. Não existe indicador, nenhuma pesquisa focada nessa questão de violência sexual" disse ele, para em seguida perguntar: "Como fazer políticas públicas efetivas, sem dados precisos para gerar diagnósticos"? Ele acrescentou que é preciso fazer uma integração de dados sobre a violência sexual entre o Ministério da Saúde, Instituto Médico Legal e as polícias. “Falta uma união das bases de dados que já existem para fazer uma integração, ter informações apuradas e tecer um diagnóstico para saber onde e em que situações ocorreu. Sem isso, creio que continuaremos falando de políticas, e algumas vão em boa direção, mas sem saber se elas são eficazes para superar esses problemas”. A audiência pública para discutir a violência sexual contra mulheres foi proposta pelas comissões após a repercussão da pesquisa do Ipea, divulgada no final de março, que trouxe resultados como o de que 26% dos entrevistados haviam concordado com a afirmação de que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas".
Comente agora
15
Abr
Del Nero será presidente da CBF com Marín e filho de Sarney como vices
Postado por: Letícia Oliveira / 16:19h

O futebol brasileiro continuará nas mãos dos mesmos que já o comandam. Nesta segunda-feira, a CBF anunciou que apenas uma chapa se registrou para a eleição que acontece no dia 16 e, com isso, Marco Polo Del Nero será aclamado como novo presidente da entidade. O grupo se intitulou “Continuidade Administrativa”, tem como vices o atual mandatário José Maria Marín, Fernando Sarney (filho do ex-presidente José Sarney), Gustavo Dantas Feijó, Delfim de Pádua Peixoto Filho e Marcus Antônio Vicente. O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e o mandatário da Federação Gaúcha de Futebol, José Carlos Noveletto, ameaçaram fazer oposição, mas não protocolaram a suas candidaturas até o praz final, que expirou na sexta-feira. Marco Polo Del Nero assumiu a Federação Paulista de Futebol, no lugar de Eduardo José Farah, e ganhou mais forma na Confederação Brasileira de Futebol ao se aliar a Marín, após a saída de Ricardo Teixeira na entidade. (Goal)

Comente agora
15
Abr
Novo March inaugura 1ª fábrica própria da Nissan no Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 13:43h

A Nissan inaugurou nesta terça-feira sua primeira fábrica própria no Brasil - até então, os modelos Frontier e Livina eram feitos em parceria com a Renault no Paraná. Localizada em Resende (RJ), a nova unidade terá capacidade máxima para cerca de 200 mil carros por ano, mas nesta primeira fase o teto será de 60 mil. O primeiro modelo a sair da linha de montagem é o New March, que estará disponível nos próximos meses nas concessionárias, com motor 1.6 litros 16V produzido no mesmo lugar. De acordo com Murilo Moreno, diretor de marketing para o Brasil, a novidade não irá aposentar o irmão mais velho. A intenção da fabricante japonesa é manter os dois veículos no mercado, sendo o "antigo" um modelo de entrada para concorrer com os subcompactos Fiat Uno e Volkswagen Up!. Já a versão moderna irá bater de frente com Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Uma primeira "fornada" do New March já saiu para a inspeção dos japoneses, que é parte do procedimento para o início efetivo da produção comercial. A mesma linha de montagem em Resende produzirá também o novo Versa, mas a empresa ainda não confirma quando será.

Comente agora
15
Abr
Hidrelétricas têm pior nível em período úmido desde 2005
Postado por: Anacley Souza / 13:02h

Os reservatórios das hidrelétricas do Brasil, quando considerados como um todo, estão no pior nível registrado para o final de um período úmido desde 2005, mostra análise da comercializadora de energia Comerc. Segundo a Comerc, o nível dos reservatórios das hidrelétricas do país iniciaram janeiro com um nível de 43 por cento de armazenamento, acima do visto em 2013, ano em que o período úmido também foi ruim, com chuvas abaixo do normal. No entanto, houve depreciação dos reservatórios nos meses seguintes de 2014, levando a cerca de 41 por cento de armazenamento acumulado do sistema em 13 de abril. Em 2013, o nível acumulado dos reservatórios do país nesta época, em abril, estava a 61 por cento. Em 2012, estava acima de 70 por cento. "A curva ascendente de armazenamento que costuma acontecer no primeiro quadrimestre não ocorreu em 2014", informou a Comerc em seu boletim Panorama Semanal.

Comente agora
15
Abr
Ato contra a copa está marcado para esta terça em São Paulo
Postado por: Anacley Souza / 12:54h

A capital paulista terá nesta terça-feira, 15, o 5° ato contra a Copa do Mundo. Desta vez, o tema é Saúde: "Desde janeiro de 2014 diversas pessoas, coletivos e movimentos sociais indignados têm ido às ruas com a palavra de ordem 'Se não tiver direitos não vai ter Copa'. Em fevereiro e março os protestos exigiram o investimento de nossos impostos na educação e no transporte público. Em abril é a vez da saúde!", afirma a página do evento no Facebook. A manifestação está marcada para as 18h no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. Até a manhã desta terça-feira, 5,3 mil pessoas haviam confirmado presença na rede social. Os dois últimos atos contra a Copa, que aconteceram em março, terminaram sem tumultos - não houve depredações e nem repressão policial. O primeiro protesto aconteceu em 25 de janeiro, quando 135 pessoas foram detidas e um manifestante foi baleado por PMs. O segundo, no dia 22 de fevereiro, registrou 260 detidos, entre eles cinco jornalistas.(Agência Estado)

Comente agora
15
Abr
Conselho de pastores lança campanha por um Brasil melhor
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:51h

Entre os dias 8 e 10 de abril o Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (Cimeb) reuniu líderes evangélicos de diversas denominações para uma campanha em favor do país. Presidido pelo pastor Silas Malafaia, o Cimeb deu início à campanha “2014 Igreja Orando e Agindo, Brasil Mudando”. O projeto não tem viés político, e não pretende apoiar e nem atacar os candidatos das eleições deste ano. A reunião aconteceu em Curitiba (PR) e Malafaia fez algumas considerações sobre este projeto, lembrando da importância do evangélico exercer sua cidadania. No texto o pastor presidente da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) cita Jeremias 29 lembrando da passagem que Deus pediu para que o seu povo produzisse, crescesse e orasse pela terra que não era deles. “Se Deus ordena ao povo fazer estas coisas em uma terra estranha, que dirá na sua própria terra!”, escreveu o pastor. “Temos responsabilidade com a nossa nação, o bem estar dela passa por nós. Somos cidadãos como qualquer outro, temos direitos e deveres, e temos que influenciar em todas as áreas com nossas crenças e valores”, diz Malafaia. A campanha de oração começou com os líderes e agora deve se estender para todos os evangélicos do país. Ao longo do ano diversos eventos deverão ser marcados com o propósito de ajuntar intercessores para clamar a Deus por um país melhor.

Comente agora
15
Abr
Agência reduz nota de 9 bancos brasileiros
Postado por: Anacley Souza / 11:04h

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) reduziu a nota de crédito de mais nove bancos brasileiros, segundo anúncio na noite dessa segunda-feira (14). Os bancos que tiveram notas rebaixadas foram: ABC Brasil, Mercantil do Brasil, Indusval & Parners, Intermedium, Paraná banco, Banco Fibra, Banco de Brasília (BRB), Banco Pan e BTG Pactual. Além disso, a agência retirou oito bancos da lista de observação com implicações negativas e reafirmou a nota de outras cinco instituições. No último dia 26, a agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) reduziu a nota de crédito em escala global de 13 instituições financeiras brasileiras, em razão do rebaixamento da nota soberana do país, anunciada no dia 24 de março. Na ocasião, a agência anunciou a redução da nota soberana de BBB para BBB-, com perspectiva neutra, o que indica que a classificação não será rebaixada nos próximos meses.(Agência Brasil)

Comente agora
15
Abr
Morena com a sigla UPP tatuada aparece em vídeos íntimos com PM
Postado por: Anacley Souza / 10:18h

Ela é morena, cabelos longos e ondulados, o corpo coberto por tatuagens, sendo que uma delas chama atenção: na virilha, a moça, de 23 anos, gravou a sigla UPP. Conhecida como Patty, Patrícia Alves costuma percorrer os containers em áreas pacificadas do Rio para manter relações sexuais com policiais. Ela se deixa filmar e fotografar em ação. Seus vídeos se espalharam por meio do WhatsApp, e os policiais já se referem a ela como Pattyficação, a musa das UPPs. Com voz tímida, ela afirma que tem atração por militares desde os 15 anos e que já percorreu batalhões para encontrá-los. Há cinco anos, ela só frequenta as unidades da PM nas favelas, "Não ganho para isso (manter relações sexuais) com eles. Faço porque gosto, por prazer. Sou fanática por policial", declara. Nas imagens que circulam pelos bate-papos virtuais, a jovem é vista na companhia de vários homens, em viaturas e até dentro das bases. Em uma das fotos, ela está com uma farda preta, segurando um fuzil. A mulher tem 'UPP' tatuado e diz ser fanática por policial A mulher tem 'UPP' tatuado e diz ser fanática por policial.

Comente agora
15
Abr
Policiais federais afirmam que farão greve durante a Copa do Mundo
Postado por: Anacley Souza / 09:23h

A 60 dias do início da Copa do Mundo, policiais federais fizeram um protesto na Praia de Copacabana na manhã deste domingo (13) e prometeram fazer greve durante o Mundial. Cerca de 300 policiais e parentes marcharam pela Avenida Atlântica com cinco elefantes brancos infláveis, para reivindicar melhores condições de trabalho, reajuste salarial e reestruturação da carreira. O presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, André Vaz de Mello, afirma que a Marcha dos Elefantes, junto com uma paralisação de um dia, é para mostrar para a sociedade as condições precárias de trabalho dos policias e a ineficiência do atual modelo de segurança pública. “A gente pede a reestruturação das carreiras, com as atribuições dos cargos de papiloscopista, agente e escrivão definidas por lei, porque não tem isto até agora, e no mínimo uma reposição inflacionária para a gente poder sentar e conversar. O elefante branco é a ineficiência do nosso modelo de segurança pública, no qual 96% dos inquéritos não dão em nada, só 2% apontam realmente e punem os culpados. Em nenhum lugar do mundo isso existe”,disse. De acordo com ele, a categoria está há sete anos sem aumento. “Toda vez que a gente tem sentado com o governo, por meio da Federação Nacional dos Policiais Federais que está negociando em Brasília, é sempre um passo para trás, o governo vem sempre com um desrespeito total.

Comente agora
15
Abr
Agência de risco rebaixa nota de mais 9 bancos do país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:58h

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou, na noite de segunda-feira (14), a nota de crédito de mais nove bancos brasileiros. No mês passado, a agência já havia reduzido a classificação de outras 13 instituições financeiras, incluindo grandes bancos estatais e privados, seguradoras e o BNDES. A lista dos bancos com notas rebaixadas nesta segunda é de instituições de porte médio: Banco ABC Brasil; BTG Pactual; Banco Fibra, Banco Indusval, Banco Intermedium, Banco Mercantil do Brasil, Banco Pan, Banco de Brasília (BRB) e Paraná Banco. Oito dos bancos rebaixados nesta segunda haviam sido colocados sob observação com implicações negativas e foram removidos da lista. Outros cinco bancos tiveram seus ratings reafirmados. O rebaixamento das notas das instituições segue o corte no rating do Brasil, ocorrido em março No último dia 24, a agência americana baixou a classificação do país de "BBB" para "BBB-", a faixa mais baixa da categoria "grau de investimento".

Comente agora
15
Abr
Cubano, integrante do Mais Médicos, morre em Salvador; suspeita é de infarto
Postado por: Anacley Souza / 07:51h

O médico cubano Pedro Juan Tamayo Martin, integrante do programa Mais Médicos, morreu nesta segunda-feira (14) em Salvador. De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde municipal (SMS), a suspeita é de que ele foi vítima de um infarto. Desde dezembro na Bahia, Tamayo Martins estava lotado na Unidade de Saúde da Família São José de Baixo, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana. O corpo dele está no Instituto Médico Legal, responsável pela perícia. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que faz a intermediação de profissionais cubanos com o Brasil, já foi acionada para dar encaminhamento a repatriação do corpo.(Bahia Notícias)

Comente agora
14
Abr
Bancada baiana no Congresso debate ampliação da Justiça do Trabalho
Postado por: Letícia Oliveira / 17:57h

Parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional participaram de um encontro com magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), na manhã desta segunda-feira (14/4), em Salvador. Eles debateram a necessidade de ampliação de varas do trabalho e fóruns no interior, para ofertar maior acesso  da população aos serviços jurídicos e mais celeridade nos processos que tramitam na justiça do trabalho. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), esta interação é importante na busca de recursos e de maior capilaridade das instâncias jurídicas no estado, “para cada vez mais a Justiça chegar nos lugares mais distantes e também chegar às pessoas que mais precisam, porque os que mais precisam são os mais pobres. Portanto esta interação é importante para a gente ajudar cada vez mais na estruturação da Justiça, para que ela cumpra seu papel principal, que é dar cobertura ao cidadão brasileiro, onde quer que ele esteja”, destacou. Além do direcionamento de emendas parlamentares junto ao Orçamento Federal, Pinheiro destacou que tem cobrado do Executivo e Judiciário nacional que a Bahia seja contemplada com a capilarização dos tribunais. “Temos feito isso continuamente, inclusive com a criação do Tribunal Regional Federal da Bahia, para com isso evitar que os baianos tenham que se deslocar para Brasília e possam resolver aqui nesta instância todos os seus problemas. Portanto vamos continuar nessa luta por mais recursos no Orçamento e pela ampliação do acesso à Justiça brasileira”, disse.

Comente agora
14
Abr
Dilma garante rigor na apuração que envolve a Petrobras
Postado por: Letícia Oliveira / 17:47h

A presidente Dilma Rousseff saiu nesta segunda-feira, 14,em defesa da Petrobras, garantiu a apuração “com o máximo de rigor” de denúncias envolvendo a empresa e disse que a estatal, ao longo da história, resistiu bravamente às “tentativas de desvirtuá-la, reduzi-la e privatizá-la”. “A Petrobras jamais vai se confundir com qualquer malfeito, com corrupção ou qualquer ação indevida de quaisquer pessoas, das mais graduadas às menos graduadas”, afirmou Dilma, durante cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro Dragão do Mar e batismo do navio Henrique Dias, no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE). O evento de hoje foi o primeiro em que Dilma apareceu em público ao lado da presidente da Petrobras, Graça Foster, desde o início da onda de denúncias envolvendo a estatal, e também o discurso mais enfático da presidente sobre a questão.

Comente agora
14
Abr
Comissão do Senado examina aumento de penas para crimes em manifestações
Postado por: Letícia Oliveira / 17:39h

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) examina, na quarta-feira (16/4), substitutivo de Pedro Taques (PDT-MT) que altera o Código Penal para aumentar as penas para crimes cometidos durante manifestações populares ou concentração de pessoas. No texto, é considerado agravante para a pena o uso de máscara, capacete ou outro expediente que dificulte a identificação de quem comete o crime. As medidas visam reprimir o vandalismo nas manifestações. Taques relatou o anteprojeto do novo Código Penal na comissão especial - presidida pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) - criada para tratar do assunto.

Comente agora
14
Abr
Lidice da Mata sugere que o Brasil siga os exemplos da Colômbia na área social
Postado por: Letícia Oliveira / 17:33h

As transformações sociais verificadas nos últimos anos em Medellin, cidade de 2,7 milhões de habitantes localizada no noroeste da Colômbia, apontam um caminho que também pode ser seguido pelo Brasil, segundo a senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Juntamente com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a parlamentar participou na Colômbia do 7º Fórum Urbano Mundial, organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). - Constatamos o quanto o investimento em educação tem repercutido na inclusão social e na segurança pública. Isso só fez aumentar minha convicção de que o remédio estrutural de curto, médio e longo prazo contra a desigualdade social se dá por meio da educação – disse a senadora. Uma iniciativa bem-sucedida da administração de Medellin, segundo Lídice da Mata, é a utilização das bibliotecas públicas como instrumento de inclusão social e combate à violência: cinco bibliotecas-parque foram construídas em comunidades diversas e integram uma rede de 30 bibliotecas públicas que formam verdadeiros centros culturais com oficinas profissionais e de artes.

Comente agora
14
Abr
'Infestação de baianos e goianos traria fome', diz prefeito no RS
Postado por: Letícia Oliveira / 17:23h

O prefeito de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, causou polêmica ao falar sobre migração para o município, atualmente em 1º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do estado. Fernando Xavier da Silva (PDT) disse que uma "infestação de baianos e goianos" poderia trazer "fome" para a cidade com menos de 27 mil habitantes. As declarações foram dadas em 31 de março, durante um festival gastronômico. Procurado pelo G1, o prefeito relatou inicialmente que “não disse isso”, mas em seguida ponderou que não lembrava das afirmações. “O que mais me deixa chateado é que eu não lembro o que eu falei. Se eu disse uma bobagem dessas, não me lembro de ter dito isso em forma de preconceito”, disse Silva. Para o prefeito, ele foi mal-interpretado quando disse que não pretendia fazer propaganda da qualidade de vida da cidade para não atrair uma população maior que ela teria condições de suportar. “Disse para eles terem cuidado de não instigar as pessoas de fora para morar aqui”, detalhou. Segundo a prefeitura, Fernando Xavier da Silva é o único prefeito que foi reeleito na história de Carlos Barbosa. Ele também é considerado o político que mais vezes governou o município, com quatro mandatos. (1993/1996, 2001/2004, 2009/2012, 2013/2016).

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com