As comentadas


Bom dia , Sábado, 25/04/2015









Enquete



Reflita

Blog

Brasil

24
Abr
Professor de Direito causa polêmica ao dizer que leis e mulheres "foram feitas para serem violadas"
Postado por: Anacley Souza / 19:26h

Uma piada de gosto duvidoso contada em sala de aula por um professor de Direito da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) tem gerado polêmica nas redes sociais. O professor Fábio de Melo Azambuja, que leciona Direito Empresarial III na instituição de ensino superior, pediu licença aos alunos para contar uma piada: "As leis são como as mulheres, foram feitas para serem violadas". O estudante Luan Sanchotene, que estava em sala, postou a frase em sua página do Facebook para ver qual seria a reação dos seus seguidores. A repercussão foi imediata. "Me surpreendeu positivamente o fato de as pessoas se preocuparem com isso", disse em entrevista ao jornal Zero Hora. Até o fim da desta sexta-feira (24), a publicação já havia sido compartilhada 120 vezes e curtida por 203 pessoas, além de colecionar uma série de comentários favoráveis e desfavoráveis ao professor. A advogada Isabel Danieli Nardão Siciliana, também se manifestou, via rede social, em defesa do docente. "Indignamo-nos ao ver este professor que, além de estar sendo 'demonizado' sem qualquer possibilidade de defesa, está tendo sua imagem denegrida perante todos", escreveu Isabel.Segundo informações do Zero Hora, o episódio motivou uma reunião dos estudantes com a diretoria da universidade. Integrante do Diretório Central do Estudante (DCE) da PUCRS, Paula Volkart considerou a ocorrência "grave". Ela disse que deve ser aberta uma sindicância para apurar os fatos.

Comente agora
24
Abr
Parte de teto do aeroporto de Guarulhos desaba e atinge modelo
Postado por: Anacley Souza / 19:06h

Parte do teto na área do desembarque doméstico (Terminal 1) do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, desabou na manhã desta sexta-feira (24). Parte dos destroços chegou a atingir a modelo e multiesportista gaúcha Patrícia Richter, 27, que estava em uma das mesas de um restaurante. A modelo não chegou a se ferir e definiu o acidente como "um susto enorme". "Caiu um pouco [do teto] em mim e na mesa que eu estava. Fez um barulho muito forte. A área onde eu estava foi interditada. Por dois palmos de distância eu teria me machucado feio", disse. A modelo atualmente mora no Rio de Janeiro e voltava de uma viagem a Porto Alegre, com conexão em Guarulhos. Segundo Patrícia, logo após o fato seguranças do aeroporto teriam se posicionado na frente dela para impedi-la de tirar mais fotos dos destroços. Ela ainda cogita registrar um boletim de ocorrência. A assessoria do aeroporto de Guarulhos informou que a manutenção da área é de responsabilidade do Viena. Já a assessoria do restaurante afirmou que um vazamento causou o acidente. "O restaurante está operando normalmente e os reparos no teto já estão sendo feitos", informou a nota.

Comente agora
24
Abr
CNBB critica Congresso e diz que País vive momento de ‘ódio'
Postado por: Samile Macedo / 15:26h

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota nesta sexta-feira uma nota na qual diz que, após avaliar “com apreensão” a realidade brasileira, chegou à conclusão de que o momento atual “ameaça conquistas” e “coloca em risco a ordem democrática do País”. “O momento não é de acirrar ânimos, nem de assumir posições revanchistas ou de ódio que desconsiderem a política como defesa e promoção do bem comum”, diz a nota. “A retomada de crescimento do País, uma das condições para vencer a crise, precisa ser feita sem trazer prejuízo à população, aos trabalhadores e, principalmente, aos mais pobres”, continua. No texto, a CNBB critica o projeto que regulamenta a terceirização de todos os setores de uma empresa - já aprovado na Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado - e diz que é “inadmissível que a preservação dos direitos sociais venha a ser sacrificada para justificar a superação da crise” econômica. A Conferência diz ainda que a proposta de redução da maioridade penal, também em discussão no Congresso e já aprovada em uma comissão da Câmara, é um “equívoco que precisa ser desfeito”. “A redução da maioridade penal não é solução para a violência no Brasil e reforça a política de encarceramento num País que já tem a quarta população carcerária do mundo”, afirma a nota. A nota da CNBB também diz que a credibilidade política, “perdida por causa corrupção”, “não pode ser recuperada ao preço da aprovação de leis que retiram direitos dos mais vulneráveis”. “Lamentamos que no Congresso se formem bancadas que reforçem o corporativismo para defender interesses de segmentos que se opõem aos direitos e conquistas sociais já adquiridos pelos mais pobres.” 

Comente agora
24
Abr
Silas Malafaia critica 'ditadura gay': 'liberdade de expressão é fundamento da democracia'
Postado por: Samile Macedo / 14:14h

O pastor Silas Malafaia usou sua conta no Twitter para criticar o que chamou de “ditadura gay”, que o impediria de fazer críticas ao público LGBT. “A minoria não vai determinar o que pensa a maioria. Liberdade de expressão para todos falarem a mesma coisa é ditadura de opinião”, disse em dos tweets, publicado por volta das 10h30. “A ditadura gay não suporta a liberdade de expressão dos outros, só a deles”, completou. Malafaia ainda defendeu a liberdade de expressão como “fundamento da democracia” e reclamou das ofensas que recebe em seu perfil na rede social. “Se eu xingasse os gays como eles fazem aqui me xingando, já teria sido processado. Essa é a prova da intolerância deles, isso é fato”. (BN)

Comente agora
24
Abr
Tire 9 dúvidas sobre a aposentadoria
Postado por: Samile Macedo / 13:38h

A aposentadoria tranquila é o objetivo de grande parte dos brasileiros, mas o que se observa na realidade é uma situação em que a grande maioria dos brasileiros passa por grandes dificuldades depois que conquista esse direito. Mas, quais os motivos para esse problema?

Para esclarecer esta questão o presidente da G. Carvalho Sociedade de Advogados, Guilherme de Carvalho, respondeu as principais dúvidas que recebe diariamente sobre o tema:

1 - Quais os tipos de aposentadorias existentes no Brasil?Segundo o Regime Geral de Previdência Social, as aposentadorias disponíveis ao segurado do INSS são: Aposentadoria por Tempo de Contribuição; Aposentadoria por Idade, Aposentadoria Especial, Aposentadoria Especial do Deficiente Físico, Aposentadoria do Segurado Especial (Rural); Aposentadoria por Invalidez.

2 - Quem pode solicitar o direito de aposentadoria? - Aqueles que preencheram os requisitos específicos do benefício pretendido. Para a mais comum, que é Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Aposentadoria por Idade, os principais requisitos são: Aposentadoria por Tempo de Contribuição - 35 anos de contribuição, se homem e 30 anos de contribuição, se mulher. Aposentadoria por Idade - 65 anos de idade, se homem e 60 anos de idade, se mulher, mais o cumprimento do período de carência de 180 contribuições mensais.  

Comente agora
24
Abr
MP investiga apelo sexual em músicas de MCs Melody, Pikachu, Princesa e Plebeia; veja o vídeo
Postado por: Samile Macedo / 13:11h

A cantora de funk MC Melody, de oito anos, é alvo de uma investigação do Ministério Público de São Paulo. O inquérito vai apurar o "forte conteúdo erótico e de apelos sexuais" de músicas e coreografias interpretadas por crianças e adolescentes. O órgão suspeita de "violação ao direito ao respeito e à dignidade de crianças/adolescentes" e o caso será investigado pela Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e da Juventude da Capital. Uma das representações publicadas no inquérito caracteriza as músicas de MC Melody como "obscenas, com alto teor sexual e faz poses extremamente sensuais" e ressalta que a menina "trabalha como vocalista musical em carreira solo, dirigida por seu genitor". As MCs Princesa e Plebeia, MC 2K, MC Bin Laden, MC Brinquedo e MC Pikachu são alvo da investigação. 

Comente agora
24
Abr
Consumidor terá ajuda de site na compra de produtos pela internet
Postado por: Samile Macedo / 13:01h

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram nesta sexta (24.04) o projeto Click Saudável. A ideia é auxiliar o consumidor brasileiro na tomada de decisões mais seguras, conscientes e saudáveis durante a compra de produtos na internet. A iniciativa conta com uma página na rede onde são abordados assuntos como alimentação, medicamentos, tabaco, produtos químicos, saúde e beleza. O site também realizará enquetes sobre o perfil de comportamento e consumo dos usuários da internet. Na cerimônia de lançamento do projeto foi assinado um termo de cooperação com a plataforma Mercado Livre, um dos sites de comércio eletrônico no país. Também foi lançado um edital para que outras empresas de comércio eletrônico possam aderir à iniciativa. A parceria com o Mercado Livre prevê a inserção de 12 milhões de anúncios publicitários com informações de utilidade pública do Click Saudável. O objetivo orientar os consumidores que procuram produtos de saúde no site. A empresa fornecerá à Anvisa os dados dos responsáveis por publicidades irregulares e uma ferramenta de busca e remoção desses anúncios. As campanhas institucionais terão mensagens como "Comprando cosméticos pela internet? Saiba como proteger sua saúde!" e "vai fazer uma tatuagem ou maquiagem definitiva? Confira algumas dicas". 

Comente agora
24
Abr
Preso na Lava Jato, presidente da OAS presta depoimento à Justiça em maio
Postado por: Samile Macêdo / 12:18h

O presidente da OAS Engenharia, José Aldemário Pinheiro Filho, mais conhecido como Léo Pinheiro, deve prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em 1ª instância, nos próximos dias 7 e 8 de maio. A informação é do colunista Lauro Jardim, da revista Veja.  O executivo foi preso em novembro de 2014, sob acusação de integrar o “esquema criminoso” de cartelização, corrupção e propinas instalado na Petrobras, conforme denúncia do Procuradoria da República. Junto a outros executivos da OAS, ao doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, Pinheiro teria participado de 20 atos de corrupção e 14 de lavagem de dinheiro. Ainda segundo o colunista, o executivo se prepara há semanas para prestar o depoimento à Justiça. Diferente de outros empreiteiros, Leo Pinheiro não optou por fazer delação premiada.

Comente agora
24
Abr
Gilmar Mendes diz que só vota financiamento privado após reforma política
Postado por: Letícia Oliveira / 11:59h

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes declarou hoje (24) que aguarda uma definição do Congresso sobre a reforma política para votar a Ação Direta de inconstitucionalidade (Adin) sobre o financiamento privado de campanhas eleitorais. O ministro fez uma palestra sobre justiça criminal, nesta manhã, na capital paulista. “A ação voltará ao plenário, estamos examinando todos os aspectos. É uma matéria bastante complexa, talvez estejamos dando uma resposta muito simples. Nós temos que saber antes o que o Congresso está discutindo, qual é o modelo eleitoral, para saber qual é o modelo de financiamento adequado”, disse o ministro.

Comente agora
24
Abr
Petrobras diz que divulgação do balanço do 1º trimestre deve sair no dia 15
Postado por: Letícia Oliveira / 10:50h

A Petrobras informou que o balanço referente ao primeiro trimestre de 2015 será discutido em reunião do conselho de administração marcada para 15 de maio. “A companhia espera divulgar as demonstrações contábeis ao mercado, após a decisão do CA”, informa a estatal, em nota ao mercado divulgada na manhã desta sexta-feira, 24. No último dia 22, quando apresentou os demonstrativos de 2014, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, afirmou que a previsão era divulgar os resultados relativos ao primeiro trimestre de 2015 em maio, provavelmente no dia 15, data-limite estipulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para o período. (Agência Estado)

Comente agora
24
Abr
Operação Escudo da Receita Federal combate contrabando em todo país
Postado por: Letícia Oliveira / 10:41h

A Receita Federal deflagrou hoje (24), em todo o país, uma megaoperação de combate ao contrabando, descaminho e outros crimes de fronteira. Chamada de Escudo, a ação faz parte da Operação Fronteira Blindada e conta com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias civis e militares. Os trabalhos ocorrem de forma simultânea em vários estados, principalmente nas regiões de fronteira. A Operação Escudo conta com o apoio de helicópteros da própria Receita Federal, que orientam os agentes em terra, além de equipes com cães farejadores. A Operação Fronteira Blindada – ação permanente da Receita Federal de combate ao contrabando, descaminho e pirataria – está inserida no Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal.

Comente agora
24
Abr
Apesar de prejuízo, Petrobras pagará R$ 856 milhões de PLR
Postado por: Letícia Oliveira / 10:06h

Apesar do prejuízo de R$ 21,6 bilhões registrado no ano passado, a Petrobras vai pagar R$ 856 milhões aos seus empregados a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O Acordo Coletivo de Trabalho, firmado em setembro do ano passado, prevê que a companhia pague um valor mínimo de participação nos lucros mesmo quando for registrado prejuízo. O argumento é o de que a PLR se aplica sobre as atividades operacionais dos trabalhadores, como o resultado da produção. “A empresa pode não ter lucrado, mas os resultados da produção foram muito bons, com o lucro bruto aumentando 15%, e refletem o comprometimento do corpo técnico da Petrobras, que não pode ser confundido com o bando que assaltou a empresa”, disse Silvio Sinedino, representante dos trabalhadores no conselho de administração da estatal. Sinedino destaca que o prejuízo registrado no balanço é consequência direta da corrupção e da perda de valor dos ativos. “Sem esta medida saneadora, a Petrobras teria apresentado um lucro líquido acima de R$ 20 bilhões. O lucro bruto, por exemplo, teve um aumento de 15% em relação a 2013, passando de R$ 70 bilhões para R$ 80 bilhões.” Apesar de milionário, a PLR deste ano será 58% menor que a paga no ano passado. (Agência Estado)

Comente agora
24
Abr
Governo italiano autoriza extradição de Pizzolato para o Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 10:05h

O ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando, deu parecer favorável na manhã desta sexta-feira ao pedido de extradição do governo brasileiro do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão. A partir de hoje, a Justiça do Brasil tem 15 dias para ir buscar Pizzolato e levá-lo à Penitenciária de Papuda, em Brasília. No último dia 11, o Ministério da Justiça do Brasil informou que, em reunião, foi finalizado o texto da correspondência que seria encaminhado ao governo da Itália, contendo os compromissos do Estado brasileiro em relação à extradição de Henrique Pizzolato. No entanto, não foram divulgados detalhes sobre o texto que foi fechado. A reunião ocorreu na sede do Ministério, em Brasília. Segundo o órgão, participaram do encontro o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot; e o embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães, sub-secretário geral das Comunidades Brasileiras no Exterior. Em fevereiro deste ano, o governo brasileiro havia informado que a expectativa era que a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil ocorresse até abril. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão a 12 anos e 7 meses de prisão. Ele cometeu os crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, segundo o STF.

Comente agora
24
Abr
Com redução da maioridade, sistema pode ter 32 mil presos a mais em 1 ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:03h

Levantamento realizado pelo G1 aponta que cerca de 32 mil adolescentes de 16 e 17 anos deram entrada nas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas no país em 2014, após serem apreendidos por infrações de maior gravidade ou com violência. Essa é a quantidade de menores que poderia entrar no sistema prisional brasileiro ao longo de 1 ano caso a redução da maioridade penal seja aprovada no Congresso. O G1 fez no ano passado um levantamento mostrando que há 200 mil detentos a mais do que o sistema carcerário brasileiro comporta. São 563.723 presos nas penitenciárias do país, mas há, no entanto, 363.520 vagas disponíveis nas unidades. Os dados sobre os menores foram obtidos com secretarias e órgãos que administram unidades de internação de infratores em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas o governo de Goiás informou que só tinha dados até 2013 e que não poderia disponibilizar as informações mais recentes. A reportagem questionou, a cada entidade, quantos adolescentes, com idades de 16 e 17 anos, deram entrada nas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas do estado durante todo o ano de 2014. Não há informações sobre o tempo médio que ficou internado cada adolescente.

Comente agora
24
Abr
Defesa Civil aponta 800 mil pessoas afetadas por tornado em SC
Postado por: Letícia Oliveira / 09:02h

Laudo da Defesa Civil divulgado na quinta-feira, 23, mostra que 800 mil pessoas foram afetadas pelos tornados que atingiram Santa Catarina na segunda-feira – e não 10 mil, como divulgado inicialmente. O fenômeno, que durou 5 minutos, devastou Xanxerê, no oeste do Estado. O tornado pode ter atingido 330km/h no seu pico, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados e vai de 0 a 5, essa velocidade corresponde a um F3, classificado como destrutivo.

Comente agora
24
Abr
Brasil lidera a redução da pobreza extrema, segundo o Banco Mundial
Postado por: Letícia Oliveira / 08:15h
O Brasil conseguiu praticamente eliminar a pobreza extrema e fez isso mais rápido que seus vizinhos. A afirmação é do Banco Mundial, que em seu último relatório ressalta que o número de brasileiros vivendo com menos de 2,5 dólares (cerca de 7,5 reais) por dia caiu de 10% para 4% entre 2001 e 2013. O estudo “Prosperidade Compartilhada e Erradicação da Pobreza na América Latina e Caribe” acrescenta que a renda de 60% dos brasileiros aumentou entre 1990 e 2009 e que o Brasil é um dos exemplos mais brilhantes de redução de pobreza na última década. “Ao todo 25 milhões de pessoas deixaram de viver na pobreza (extrema ou moderada), o que significa que uma em cada duas pessoas saiu da miséria na América Latina e no Caribe entre 1990 e 2009. Os autores explicam que, até 1999, os índices de pobreza extrema no Brasil e no restante da região eram semelhantes e rondavam os 26%. Foi em 2012 que a instituição começou a observar uma maior redução em território brasileiro: 9,6% ante 12% do restante do continente. A instituição explica as causas dos bons resultados, em um momento em que um Brasil estagnado batalha para não entrar em recessão. A primeira é o crescimento econômico a partir de 2001, iniciado durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, “bastante mais estável que o registrado durante as duas décadas anteriores”.
Comente agora
24
Abr
Relator diz que depoimento de Mendonça foi positivo para a CPI
Postado por: Letícia Oliveira / 08:08h

O depoimento do presidente da Setal Engenharia e executivo da Toyo Setal Empreendimentos, Augusto Mendonça Neto, dado hoje (23) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, foi considerado produtivo pelo relator da comissão, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). “Foi uma contribuição, a meu ver, importante e positiva”, disse. O depoimento durou mais de sete horas e, segundo o relator, Mendonça Neto colocou questões importantes, entre elas, quando falou sobre o clube criado pelas empresas, em um primeiro momento, para se protegerem com o objetivo de “abocanhar sozinhas as obras que a Petrobras contratava”. Luiz Sérgio destacou ainda a parte em que o executivo afirmou que o esquema de corrupção se restringia aos diretores Renato Duque, Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco.

Comente agora
24
Abr
Caixa diz que suspendeu repasse a investigadas na Lava Jato
Postado por: Letícia Oliveira / 07:55h

Depois de deflagrada a fase da Operação Lava Jato batizada de "A Origem", a Caixa Econômica Federal informou que suspendeu os pagamentos de serviços prestados pelas empresas IT7 e Borghi/Lowe e que não contratará os serviços dos dois fornecedores alvo da Polícia Federal e do Ministério Público até que sejam concluídas as apurações do caso. Os contratos sob suspeita teriam favorecido o ex-deputado paranaense André Vargas, ex-dirigente do PT que deixou o partido após ser envolvido no escândalo da Lava Jato. O Ministério Público Federal recolheu provas em quatro supostos esquemas nos quais Vargas teria usado o cargo público para obter vantagens de natureza pessoal.

Comente agora
24
Abr
Lídice quer autorizar operação de vans em pequenos trechos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:47h

Secretários de todo o país discutiram ontem, durante reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur), na World Travel Market, em São Paulo, a possibilidade de regulamentação do transporte interestadual através de vans. O projeto de Lei do Senado 657/2011, de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB), que esteve presente no encontro, recebeu o apoio dos gestores, encabeçados pelo presidente do Fornatur e titular da pasta no Distrito Federal, Jaime Recena. Na ocasião foram colocados exemplos de estados que estão a menos de 500km de distância e, em especial, da cidade de Brasília, no Distrito Federal, que territorialmente é cercada pelo estado de Goiás. Lídice, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, colocou o mandato à disposição do pleito e pediu empenho dos secretários junto às suas bancadas nos estados.

Comente agora
24
Abr
Dilma atendeu aos partidos ao liberar Fundo, diz ministro
Postado por: Letícia Oliveira / 07:06h
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva, disse na noite de quinta-feira que a presidente Dilma Rousseff atendeu ao pedido de todos os partidos políticos, inclusive da oposição, para que não vetasse no orçamento o aumento no fundo partidário, que cresceu de R$ 285,5 milhões para R$ 867,5 milhões. "A posição da presidenta foi de respeito à autonomia do Poder Legislativo, de respeito a uma demanda colocada pela representação partidária brasileira, de forma majoritária, incluindo a oposição", declarou o ministro Edinho. Ele lembrou que oito partidos da base aliada assinaram o documento pedindo que ela não vetasse o aumento da verba do fundo partidário e que o relator do Orçamento, o senador Romero Jucá, "foi porta-voz junto ao ministro Mercadante (Casa Civil) de uma posição favorável dos partidos de oposição, inclusive do PSDB", de manutenção de recursos para as legendas.
Comente agora
23
Abr
Revoltado com envenenamento de gatos, dono pendura bichos mortos na rede elétrica
Postado por: Anacley Souza / 23:05h

Um pedreiro de 47 anos que teve dois gatos mortos no Distrito Federal resolveu pendurar os bichos na fiação da rede elétrica como maneira de protesto. Segundo ele, os dois gatos são os últimos de vários felinos dele que foram envenenados no bairro Jardim Roriz, em Planaltina. Entre os dois gatos, ele pendurou uma cartolina com uma mensagem biblica. "Assim diz o senhor que que com ferro feri (sic) com ferro será ferido", diz o texto no cartaz. Ao G1, o homem, que se identificou somente como Hélio, disse que buscou "comover" a pessoa que matou seus gatos com a mensagem. "Fiquei indignado. Não dá, tinha que fazer alguma coisa, e o que veio na minha cabeça foi isso, da forma mais pacífica possível, para ver se aquela pessoa ali se orienta que existe alguém ali, acima da gente. Seria muita prepotência achar que não", afirmou. O pedreiro disse que acredita que "o assassino está próximo, talvez fale comigo, sorria para mim" e que não é a primeira vez que um animal seu é envenenado. Os vizinhos assistiram à ação dele e não gostaram e o batizaram de "assassino de gatos". "Já estou até constrangido com a situação, porque parece que sou eu o culpado. Disseram que usei o nome de Deus para justificar uma crueldade, mas eu O conheço, eu sou um servidor (de Deus) também, tenho estudo." O pedreiro mora sozinho com vários gatos e cachorros. Os vizinhos reclamaram porque a imagem é perturbadora, além de considerarem falta de higiene. "A gente não conseguiu nem almoçar direito. As crianças não conseguiram dormir durante a noite. Proibi minhas netinhas de pegarem uma balinha ou até um pirulito de alguém nessa rua", relatou Teonília de Deus. Um outro vizinho acabou tirando os gatos por conta do fedor que eles estavam gerando.

Comente agora
23
Abr
STF confirma permissão para órgão público divulgar salário de servidor
Postado por: Anacley Souza / 20:12h

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira (23) pedido de uma servidora de São Paulo para retirar do site da Prefeitura a divulgação de seu salário mensal. Ela havia conseguido uma decisão favorável na segunda instância da Justiça estadual, mas o município recorreu ao STF para retomar a divulgação na internet, como realizado para os demais servidores. A decisão tem repercussão geral, isto é, deverá ser seguida pelos demais tribunais em ações semelhantes na Justiça. Além disso, confirma entendimento já firmado pelo STF que permite a divulgação de salários individualizados, e não somente por cargo, como pretendia a servidora. No processo, a funcionária alegava que a divulgação de seu salário implicava afronta à sua privacidade e risco à sua segurança pessoal. O município de São Paulo, por sua vez, argumentava que a divulgação atendia a dever de publicidade e à transparência de órgãos públicos. Relator do caso no STF, o ministro Teori Zavascki, em rápido voto, afirmou que "é legitima a comunicação em sitio eletrônico do nome de seus servidores e o vencimento". Em 2012, o então presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, hoje aposentado, já havia proferido decisão semelhante, permitindo que todos os órgãos da União divulgassem salários individualizados de servidores federais. "A remuneração dos agentes públicos constitui informação de interesse coletivo", disse à época.

Comente agora
23
Abr
Governo não permitirá novo bloqueio de rodovias, diz ministro
Postado por: Anacley Souza / 18:57h

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, afirmou nesta quinta-feira (23) que o governo federal não permitirá que caminhoneiros voltem a bloquear rodovias brasileiras. Rossetto classificou como inconstitucional a principal reivindicação da categoria, que cobra do governo um valor mínimo para o transportes de cargas. “O governo respeita o direito de manifestação, mas vai assegurar que as rodovias e estradas estejam liberadas, garantindo o direito da sociedade ao trabalho e ao abastecimento. Todas as forças policiais já estão operando, por meio do diálogo, informando aos líderes do movimento e aos caminhoneiros sobre a ilegalidade de qualquer bloqueio”. Segundo Rossetto, são poucos os trabalhadores que protestam contra a falta de acordo sobre o frete mínimo. “Temos apoio da categoria em relação às medidas. Observamos que, quanto mais a categoria e suas lideranças conhecem as propostas, maior é a adesão [dos caminhoneiros] às nossas propostas. Há o reconhecimento das mudanças positivas e a expectativa de continuidade das negociações”, afirmou, de acordo com a Agência Brasil. De acordo com o ministro, as “manifestações” desta quinta-feira estão limitadas a quatro estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais). “Mas não há rodovias bloqueadas. Em eventuais bloqueios, a polícia já está operando. Seremos rigorosos nisso.” Iniciadas na madrugada desta quinta, as manifestações foram anunciadas nesta quarta (22), após o fim da quarta reunião da Mesa de Diálogo do Transporte Rodoviário de Cargas, grupo criado em 25 de fevereiro, quando os caminhoneiros pararam por vários dias, provocando o desabastecimento de muitos produtos em várias cidades.

Comente agora
23
Abr
Polícias locais poderão usar itens de contrabando apreendidos
Postado por: Anacley Souza / 18:13h

A Câmara aprovou, nesta quinta-feira, 23, um projeto de lei que autoriza o uso, pelas Polícias Militares (PMs) dos Estados e guardas municipais, de 80% de todos os produtos apreendidos pela Polícia Federal (PF) por contrabando e outros crimes. Os artigos deverão ser destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que será responsável pela distribuição dos bens para as corporações locais. O projeto vai agora para o Senado, onde pode receber alterações. Caso o texto seja mantido como saiu da Câmara, mercadorias como armas, carros e aviões tomados pela PF poderão ser usados pelas polícias locais de Estados e municípios. (Revista IstoÉ)

Comente agora
23
Abr
66% dos brasileiros estão pessimistas com a situação do país, diz pesquisa
Postado por: Samile Macedo / 18:06h

O brasileiro está pessimista quanto à economia do país e pretende conter gastos em 2015, segundo pesquisa promovida pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e pela empresa TNS Brasil, em que 66% dos entrevistados avaliam como “ruim” ou “péssima” a situação do Brasil, enquanto no ano passado 37% dos entrevistados tiveram a mesma avaliação. Ao mesmo tempo, 64% acham que o crescimento do país vai piorar, contra 13% que acreditam em melhora. Em 2014, esses números eram 31% e 38%, respectivamente. A Acrefi e a TNS Brasil, empresa especializada em pesquisa de mercado, ouviram 1001 pessoas, de todas as regiões do Brasil. As entrevistas foram realizadas em dois períodos: o primeiro, no dia 24 de outubro de 2014 e o segundo entre os dias 24 de março e 2 de abril de 2015. Entre os entrevistados, 85% disseram que pretendem economizar mais, enquanto 13% informaram que não mudarão o padrão de gastos e 2% disseram que devem gastar mais em 2015. As intenções de realizar um financiamento este ano também diminuíram em relação ao ano passado. Em 2014, 61% dos entrevistados não estavam propensos a contratar um financiamento. Esse número, em 2015, chegou a 76%, registrando um aumento de 15%. Além disso, 81% dos entrevistados acreditam que o desemprego vai aumentar nos próximos meses. 

Comente agora
23
Abr
​Hospital libera mãe e, 30 minutos depois, bebê nasce em banheiro de casa
Postado por: Samile Macedo / 17:47h

Uma criança nasceu no banheiro de casa 30 minutos após a mãe ter sido liberada de um hospital na cidade de Brotas, em São Paulo. O fato ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23). Em entrevista ao site G1 São Carlos e Araraquara, Nestor Roda Pereira, pai da criança, informou que o casal foi ao hospital por volta das 23h da quarta-feira (22), mas o médico liberou a gestante, alegando que ainda faltavam três ou quatro dias para o nascimento. O pai disse ainda que o casal aguardou o atendimento por duas horas e apenas um médico estava na unidade. O hospital, por sua vez, contestou o tempo de espera informado pelo casal e alegou que os dois teriam ficado apenas 40 minutos no local. O médico receitou um remédio para dor e, em seguida, ele e a esposa voltaram pra casa, onde a criança nasceu no chão do banheiro, por volta das 3h30. Nestor acionou os bombeiros, que enviaram uma equipe para realizar os primeiros socorros. 

Comente agora
23
Abr
Lava Jato: juiz manda soltar cunhada de Vaccari
Postado por: Samile Macedo / 15:13h

O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal do Paraná, determinou, nesta quinta-feira a soltura de Marice Correia de Lima, cunhada do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, presa desde o último dia 17, após revisar sua própria decisão de prorrogar a prisão temporária de Marice, da última terça-feira. No despacho, Moro justificou que prorrogou a prisão da cunhada de Vaccari para “possibilitar esclarecimentos sobre os depósitos em espécie efetuados na conta de Giselda Rouse de Lima, inclusive após o início da investigação, uma vez que, a ver deste Juízo, envolvem questão relevante e prejudicial para apreciação do pedido da preventiva”. O juiz diz ter baseado sua decisão nos vídeos em que, supostamente, Marice apareceria fazendo os depósitos em caixas automáticos de bancos, anexados ao processo pelo Ministério Público Federal. Entretanto, após a manifestação da defesa de que se tratava da própria Giselda a pessoa que aparecia nos vídeos, o juiz determinou a realização de laudo pela Polícia Federal para averiguar quem era a pessoa que aparecia nas filmagens. Com a manifestação da própria esposa de Vaccari, apresentada pela defesa de Marice, de que era ela e não sua irmã no vídeo e, por causa do tempo que pode demorar o resultado do laudo, Moro decidiu pela soltura. 

Comente agora
23
Abr
Após três meses de demissões, país volta a criar vagas formais em março
Postado por: Samile Macedo / 14:21h

Após três meses seguidos de demissão, a economia brasileira voltou a contratar em março. De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas pelo Ministério do Trabalho nesta quinta-feira (23), o país abriu 19.282 vagas de emprego formal no mês passado. Em dezembro de 2014, o país registrou o fechamento de 555.508 empregos com carteira assinada. Em janeiro e fevereiro deste ano, respectivamente, as demissões superaram as contratações em, respectivamente, 81.774 e 2.415 vagas formais. Além de ser a primeira criação de empregos com carteira assinada em quatro meses, o valor do mês passado também superou março de 2014 - quando foram criadas 13.117 vagas de trabalho. O crescimento, no número de empregos criados, foi de 47% nesta comparação. (G1)

Um comentário
23
Abr
Deputado propõe que termos como 'piroca' e 'pinguelo' sejam patrimônio imaterial do Amazonas
Postado por: Samile Macedo / 12:26h

O deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB-AM) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas um projeto de lei inusitado. O parlamentar propõe que palavras como "piroca", "cabaço", "baitola", "pinguelo" e "xibiu" se tornem patrimônio imaterial do Estado. O peemedebista é integrante da bancada evangélica e listou esses e outros termos copiados do livro "Amazonês", do acadêmico Sérgio Freire, que pesquisa a linguagem da região. Após a repercussão da proposta, Wanderley Dallas afirmou, nesta quarta-feira (22), que retirará palavrões do projeto, mas rebateu as criticas feitas pelos colegas. "É um grupo de deputados que se constrange com a palavra 'cabaço', mas usa de boca cheia em qualquer local", disse o deputado. O projeto de lei é de 2012, mas só começou a tramitar em comissões da Casa este ano. (Metro1)

Comente agora
23
Abr
CGU: perdas da Petrobras com corrupção servirão de referência para ressarcimento
Postado por: Letícia Oliveira / 11:58h

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão, disse hoje (23) que as perdas de R$ 6,2 bilhões da Petrobras com corrupção no ano passado poderão servir de “referência” para ressarcimentos em eventuais acordos de leniência que venham a ser celebrados com as empresas investigadas na Operação Lava Jato. “A partir da contabilização, certamente a empresa tem um valor base para a busca do ressarcimento. Ainda não temos detalhes sobre como [as perdas] foram contabilizadas nas contas da Petrobras. Isso vai nos ajudar também nos processos de responsabilização e, eventualmente, em algum acordo de leniência que porventura possa vir a ser firmado. É uma referência, mas precisamos entender como os cálculos foram feitos”, disse Simão.

Comente agora
23
Abr
Caminhoneiros protestam por valor mínimo do frete no país
Postado por: Letícia Oliveira / 11:31h
Caminhoneiros fazem um novo dia de protesto nesta quinta-feira (23) pelo país. Eles exigem mudanças no preço dos fretes. As manifestações são motivadas pela falta de acordo com o governo para a fixação de um valor mínimo, obrigatório, para o frete no país. Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, uma tabela nacional com preço mínimo de frete “não tem apoio constitucional e é impraticável”, devido, por exemplo, às diferenças na qualidade das estradas e dos tipos de cargas transportadas nos diversos pontos do país. “Estudamos muito a proposta, nos dedicamos muito a examinar uma série de alternativas, mas o fato é que o tabelamento impositivo é impraticável”, disse Rossetto nesta quarta-feira (22), após reunião com representantes dos caminhoneiros. (G1)
Comente agora
23
Abr
Terceirização para atividades-fim não representa derrota do governo, diz Temer
Postado por: Letícia Oliveira / 11:29h

O vice-presidente Michel Temer (PMDB), em visita à Espanha, afirmou nesta quinta-feira (23) que a aprovação na Câmara da terceirização para todas as atividades "não foi uma derrota do governo". "O que o governo fez foi ingressar nessa matéria para garantir a tributação. Nessa parte, o governo foi vitorioso", afirmou Temer, após visitar a Casa do Brasil, em Madri. Durante um encontro de líderes promovido pela agência de notícias Efe, também na Espanha, o vice-presidente e articulador político do governo Dilma comentou o ajuste fiscal elaborado pela equipe econômica. "Como acontece com toda economia, você precisa reprogramá-la. Desoneramos setores da produção e estimulamos o consumo", disse Temer. Segundo ele, "o Congresso já está sensibilizado ao ajuste fiscal" e "há disposição" para aprová-lo.

Comente agora
23
Abr
Eleitor faltoso tem até 4 de maio para regularizar situação
Postado por: Letícia Oliveira / 11:24h
De acordo com a Resolução 23.419/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor que não votou nem justificou nas três últimas eleições tem 4 de maio como data final para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do seu título. Quem está nessa situação deve ficar atento, pois, para efeito de cancelamento do título, cada turno é considerado uma eleição. Em toda a Bahia 140.593 eleitores estão com essa pendência. Desse total, 43.192 têm Salvador como domicilio eleitoral, 4.440 Feira de Santana e 3.707 Vitória da Conquista, maiores colégios eleitorais do Estado. Para consultar se o seu documento está sujeito ao cancelamento, o eleitor pode acessar o Portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na internet através do link "Situação eleitoral".
Atendimento com Biometria: Na oportunidade, os eleitores que comparecerem a um dos postos da Justiça Eleitoral nos municípios que estão em processo de recadastramento biométrico deverão passar pelo procedimento, que consiste na coleta de dados como impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada. O eleitor deve portar, no momento do atendimento, documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado.
Comente agora
23
Abr
Esquema começou em 1997 por ação de duas diretorias, diz delator à CPI
Postado por: Letícia Oliveira / 11:06h

Em depoimento à CPI da Petrobras, o executivo da Toyo Setal Augusto Mendonça Neto revelou aos parlamentares que o esquema de corrupção da estatal começou no final da década de 90 – a partir de 1997 até os dias atuais – em uma ação conjunta entre as diretorias de Abastecimento e de Serviços. “Não podemos imaginar que uma companhia como esta, organizada e competente, pudesse ter um esquema como essas duas diretorias montaram’, afirmou. O executivo, delator do esquema de corrupção na estatal, disse que sempre foi contrário ao modelo de corrupção implantado na Petrobras. “Acabamos entrando nisso por adesão. Era um sistema que existia”, explicou. (Agência Estado)

Comente agora
23
Abr
Brasil vive ‘regime de exceção não declarado’, diz Tarso sobre Lava Jato
Postado por: Letícia Oliveira / 10:53h

O ex-ministro da Justiça no governo Lula, Tarso Genro criticou nesta quarta-feira, 22, o juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato, e afirmou que “está havendo um regime de exceção não declarado na luta contra a corrupção no País”. Em palestra na sede do Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, o ex-governador do Rio Grande do Sul disse acreditar que o País caminha para uma inflexão autoritária e afirmou que esse processo está sendo “instrumentalizado politicamente” pelo que chamou de “setores do Poder Judiciário vinculados a setores do Ministério Público e da alta burocracia estatal” para derrotar “o que resta da utopia democrática da esquerda”. “A questão democrática está sendo dilapidada. Estamos vivendo, a partir de uma grande articulação,um processo de exceção não declarado”, discursou. Para o ex-ministro, a chamada “instrumentalização da exceção dentro da ordem democrática que é feita hoje pela elite brasileira formou um grande partido político”. Ele também criticou o “sistema de comunicação tradicional” e citou nominalmente o juiz Sérgio Moro.

Comente agora
23
Abr
Avô é preso por estuprar netas e fazer atos libidinosos com animais no AM
Postado por: Letícia Oliveira / 10:41h
Um idoso de 67 anos foi preso em Boca do Acre, a 1.028 Km de Manaus, suspeito de estuprar três netas de 13, 12, e 9 anos, segundo a Polícia Civil do Amazonas. A detenção dele foi divulgada nesta quarta-feira (22). Segundo as investigações, ele tinha o hábito de praticar atos libidinosos com animais e bêbados que encontrava na rua da cidade. As denúncias sobre a violência sexual às meninas foram feitas pela mãe das vítimas em agosto de 2014. A mãe alegou que "o avô delas estava molestando uma das netas e que ele não deixava ninguém em paz". De acordo com a polícia, logo após a instauração do inquérito, o caso começou a ser investigado. Exames de corpo de delito constataram que houve conjunção carnal. Ainda no período de investigação, uma das meninas chegou a ser agredida pelo avô com um pedaço de madeira.
Comente agora
23
Abr
Espanha quer ser porta de entrada do Brasil na União Europeia
Postado por: Letícia Oliveira / 10:36h

O ministro de Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel García-Margallo, afirmou hoje (23) que a Espanha quer ser a porta de entrada do Brasil na União Europeia (UE). García-Margallo, que falava no Fórum Líderes ao lado do vice-presidente brasileiro, Michel Temer, acrescentou que a conclusão de um acordo comercial e de investimentos entre a UE, os Estados Unidos e o Mercosul será crucial para reforçar a posição da Espanha no Brasil. O ministro disse que o Brasil “é um país extraordinariamente importante” para Espanha, que, por sua vez, apoia as empresas que desenvolvem a sua atividade no exterior. “O Brasil ocupa um lugar preferencial nas nossas relações”, disse García-Margallo, acrescentando que é o segundo maior exportador e importador da América Latina (atrás do México) e que a Espanha é o segundo maior investidor no Brasil (atrás dos Estados Unidos).

Comente agora
23
Abr
Sistema Cantareira fica estável nesta quinta-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 09:44h
O nível do Sistema Cantareira ficou estável nesta quinta-feira (23), segundo boletim da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A situação, porém, ainda é crítica, e apenas a segunda cota do volume morto foi recuperada. A chuva que caiu nas últimas horas novamente não trouxe grande volume de água para o reservatório - foram 4,4 mm. Em abril, a chuva registrada é de 44 mm, o equivalente a 48,9% do esperado para o mês. O sistema também se mantém estável se considerado outro método de cálculo usado pela Sabesp. Está em 15,5%, se considerados os 287,5 bilhões de litros do volume morto na capacidade total do sistema, e em -9,2%, considerando o que ainda falta recuperar do volume morto já usado. O sistemas Alto Tietê, Guarapiranga, Rio Grande, Alto Cotia e Rio Claro aumentaram seus níveis de água. (G1)
Comente agora
23
Abr
Lava Jato: MPF deve recuperar mais do que os R$ 500 milhões anunciados
Postado por: Letícia Oliveira / 09:37h
No início de janeiro, o Ministério Público Federal informou ter assegurado a recuperação de pelo menos R$ 500 milhões desviados da Petrobras por investigados na Operação Lava Jato. Todavia, investigadores ligados ao caso disseram ao blog que a expectativa hoje é bem maior em relação a reaquisição dos valores desviados no esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. Existem valores bloqueados em diversos países que poderão ser repatriados e que já superam os R$ 500 milhões previstos anteriormente. No entanto, esses valores não estão em acordos de delação, segundo informou este investigador do caso.
Comente agora
23
Abr
Balanço da Petrobras é novo episódio de “má gestão e corrupção”, diz Aécio
Postado por: Letícia Oliveira / 08:21h

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), divulgou há pouco nota em que diz que os dados divulgados pelo balanço da Petrobras mostram "mais um capítulo de um filme de má gestão e corrupção" e que, ao contrário do que defendem governistas, "não há nada para comemorar". O tucano afirmou que, em pouco mais de uma década, o governo do PT conseguiu "manchar anos de eficiência da estatal", que há poucos anos era a maior da América Latina e uma das empresas mais eficientes do mundo no seu setor. "Não há nada para comemorar em relação aos dados publicados hoje. A empresa registrou um prejuízo de R$ 21,58 bilhões, em 2014, ante um lucro de R$ 23,4 bilhões, em 2013, e teve um crescimento de sua divida de mais de 30%, terminando o ano de 2014 com um endividamento total de R$ 351 bilhões. Essa dívida elevada é incompatível com o plano de investimento da companhia, o que significa que para cumprir parte do seu plano de investimento a empresa terá que vender ativos", afirmou.

Comente agora
23
Abr
Sob efeito do Petrolão, petistas aprovam fim de doação de empresas
Postado por: Letícia Oliveira / 08:03h

Uma ação de transparência. Assim os petistas baianos classificaram a decisão da sigla de não receber mais doações de empresas privadas. O anúncio foi feito na última sexta-feira pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, após reunião com o diretório. Enquanto especula-se que esta seria uma resposta à pressão da sociedade diante dos inúmeros escândalos de corrupção, os petistas ressaltam que a decisão seria mais uma prova da transparência do atual governo. Antes de implementada, a decisão ainda terá de ser referendada e o partido já estuda novas formas de financiamento em substituição às doações. Segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, a medida foi uma materialização dos ideais da sigla. “Foi uma demonstração clara que a gente quer mudanças na legislação e na prática política. O PT ousou em apostar no sentimento de mudança da sociedade”, disse o dirigente.

Comente agora
23
Abr
Lava Jato: Acusado de pagar propina a Vargas, publicitário decide fazer delação premiada
Postado por: Letícia Oliveira / 07:57h

Preso pela Polícia Federal sob suspeita de ter pago propina ao ex-deputado André Vargas para conseguir contratos com o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal, o publicitário Ricardo Hoffmann decidiu fazer acordo de delação premiada com a Justiça para ter redução de pena. Hoffmann é acusado de usar fornecedores da agência Borghi Lowe, da qual era vice-presidente, para efetuar repasses de R$ 3,1 milhões para uma empresa controlada pelo ex-deputado, que deixou o PT em 2014 e está sem partido.

Comente agora
23
Abr
Lava Jato: PGR pede novas diligências em inquéritos contra políticos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:26h

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ontem (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) novas diligências nos inquéritos que investigam políticos citados na Operação Lava Jato. Entre as providências solicitadas está a prorrogação do prazo das investigações. No Supremo, cerca de 50 políticos são investigados com base nos depoimentos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, principais delatores do esquema de desvios na estatal. O pedido de novas providências foi feito após divergências entre o Ministério Público Federal (MPF), responsável pela força-tarefa criada para investigar as denúncias, e delegados da Polícia Federal.

Comente agora
23
Abr
CPIs da Câmara tomam vários depoimentos nesta quinta-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 07:12h

As quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs) em funcionamento na Câmara terão reuniões nesta quinta-feira (23) para a tomada de depoimentos e para a votação de requerimentos. A CPI da Petrobras recebe para depoimento o presidente da Setal Engenharia e executivo da Toyo Setal, Augusto Mendonça Neto, a partir das 9h30. Inicialmente, o depoimento estava previsto para o último dia 14, mas foi adiado para amanhã a pedido da defesa do empresário. Augusto Mendonça Neto, um dos delatores do esquema de corrupção da Petrobras investigado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal, confirmou que pagou propina aos ex-diretores da petrolífera Paulo Roberto Costa e Renato Duque. Segundo Mendonça Neto, a propina estava “institucionalizada” na gestão dos acusados.

Comente agora
23
Abr
Bendine pede desculpas pelos "malfeitos" ocorridos na Petrobras
Postado por: Letícia Oliveira / 07:10h
O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, pediu desculpas, em nome dos empregados da estatal, pelas irregularidades ocorridas na companhia. O balanço auditado de 2014, divulgado hoje (22), mostrou que a estatal teve um prejuízo total de R$ 21,6 bilhões, sendo R$ 6,2 bilhões com perdas referentes à corrupção. Bendine falou durante entrevista à imprensa na sede da empresa, no centro do Rio. "Eu hoje represento a companhia. A Petrobras foi vítima de tudo isso pelo que ela passou. Somando-me aos 86 mil empregados do sistema Petrobras, sim, a gente está com o sentimento até de vergonha disso que a gente vivenciou, desses malfeitos que ocorreram”, disse. Bendine destacou  que a sociedade deve continuar acreditando na Petrobras e pediu desculpas pelo o que aconteceu com a empresa. “Sim, eu faço um pedido de desculpa, em nome dos empregados da Petrobras, porque hoje eu sou um deles."
Comente agora
23
Abr
Câmara conclui votação e permite que qualquer atividade seja terceirizada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 00:10h

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (22) a votação do projeto de lei que regulamenta contratos de terceirização.  O texto principal foi aprovado no último dia 8, mas a análise de emendas (propostas de alteração do texto apresentadas pelos partidos) ficou para esta semana. O projeto agora segue para votação no Senado. Apesar da intensa campanha do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o plenário manteve o ponto de maior polêmica da proposta – a permissão para terceirizar qualquer atividade. Atualmente, uma súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST) prevê que as empresas só podem subcontratar serviços para o cumprimento das chamadas atividades-meio, mas não atividades-fim. Ou seja, uma universidade particular pode terceirizar serviços de limpeza e segurança, mas não contratar professores terceirizados. Pelo projeto aprovado na Câmara, essa limitação não existirá mais. O PT tentou votar uma emenda que alterava o projeto para manter a restrição à terceirização de atividades-fim. No entanto, o plenário aprovou antes uma outra emenda, de autoria do PMDB, que reforça a possibilidade de terceirização de qualquer função ao definir empresa contratada como "associações, sociedades, fundações e empresas individuais" que prestem serviços relacionados à "parcela de qualquer atividade da contratante". Com a aprovação dessa emenda, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entendeu que a proposta do PT sequer deveria ir à votação, já que tratava de tema já analisado pelo plenário. 

Comente agora
23
Abr
Reestilizado, Versa três-cilindros desafia Ka+
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 00:08h

Assim como ocorre com os hatches compactos, no segmento de sedã pequenos a ordem do momento é o motor 1.0 de três cilindros. Reestilizado e agora feito no Brasil, o Nissan Versa é o novo integrante deste clube. Ele recebeu o mesmo propulsor que está no “irmão” March desde janeiro. Agora, ele chama para a briga o Ford Ka+, que estreou no ano passado. Mas o desafiado levou a melhor neste comparativo entre versões básicas, pois é superior em desempenho e custo de manutenção. Seu preço também é um pouco mais baixo. O Ka+ SE, a versão mais em conta, tem tabela de R$ 41.490 e vem de série com itens essenciais para o dia a dia, como ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricos e sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth. O Versa de entrada custa R$ 41.990 e tem lista de equipamentos semelhante, mas o rádio é exclusivo da opção S, que também tem rodas de liga leve e sai por R$ 3 mil a mais. O grande trunfo do Versa é seu generoso espaço interno. São 2,6 metros de entre-eixos, que proporcionam ótima acomodação para as pernas dos ocupantes de trás – até para aquele adolescente que já passou de 1,80 de altura. Além disso, o porta-malas de 460 litros tem muita amplitude – o do Ka, com 445 l, também é bom. No entanto, justamente o tamanho do Versa acaba dificultando o trabalho do 1.0 flexível de até 77 cv. Vazio, ele até vai bem, com boa dose de força em baixas rotações. Porém, ao ser ocupado por quatro adultos de estatura mediana, apresenta reações lentas, demandando cálculos complexos antes de uma ultrapassagem, por exemplo. O câmbio, por sua vez, tem engates difíceis e não contribui no quesito prazer ao guiar. O Ka+ também sente o peso, mas o motor é mais esperto, além de mais suave em altas rotações. Na estrada, o 1.0 de até 85 cv não nega fogo e consegue imprimir velocidade de cruzeiro incomum para um propulsor tão pequeno. No Versa, o motorista ainda tem dificuldades para encontrar uma posição confortável, já que o assento do banco é muito curto. Mesmo com regulagem de altura do assento, que o Ka+ não tem, a acomodação no sedã Ford é melhor.

OPINIÃO:

Comente agora
22
Abr
Ninguém acerta e Mega-Sena acumula prêmio de R$ 6 milhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:44h

Ninguém acertou as dezenas da Mega-Sena do concurso 1.697, relizado na noite desta quarta-feira (22), em Osasco (SP). O próximo sorteio que acontece no sábado (25), terá prêmio acumulado em R$ 6 milhões. Veja as dezenas: 08 - 23 - 30 - 51 - 53 - 58. A quina teve 62 apostas ganhadoras, que levaram o prêmio de R$ 23.627,94 cada uma. Outros 3.593 bilhetes acertaram a quadra e levaram R$ 582,45 cada.

Comente agora
22
Abr
STF veta proibição de propaganda de bebidas com menos de 13% de álcool
Postado por: Anacley Souza / 21:26h

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente, nesta quarta-feira (22), ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para proibir a propaganda de bebidas alcoólicas com teor inferior a 13 graus Gay Lussac (13%) no rádio e na televisão. Segundo informações da Agência Brasil, a Corte entendeu, por unanimidade, que não pode alterar a lei que regula a matéria, aprovada pelo Congresso. Com a decisão, todas as liminares da Justiça Federal que restringiram propagandas perdem efeito automaticamente. "O pedido não pode prosperar porque tão importante como a saúde de quem excede o consumo de bebidas, está também a saúde constitucional de resguardar a liberdade de informação e separação de Poderes", disse a relatora, Carmen Lúcia. A PGR propôs, na ação, que a propaganda fosse restringida a todas as bebidas alcoólicas, independente do teor alcoólico, com base no Artigo 220 da Constituição e regulamentada pela Lei 9.294/96, A restrição, no entanto, vale apenas para bebidas com mais de 13 graus GL.

Comente agora
22
Abr
Confira os números sorteados da Mega-Sena desta quarta-feira
Postado por: Anacley Souza / 21:18h

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou na noite desta quarta-feira (22), em Osasco (SP), as dezenas do concurso 1697 da Mega-Sena. Este sorteio poderá pagar o prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar os seis números. As dezenas sorteadas foram: 08 - 23 - 30 - 51 - 53 - 58. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá aproximadamente R$ 18 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir sete imóveis no valor de R$ 400 mil cada ou comprar uma frota de 20 carros de luxo. Até as 20h45, o rateio ainda não havia sido divulgado pela Caixa Econômica Federal. A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

Comente agora
22
Abr
Idosa quase perde a perna ao homenagear netos com tatuagem
Postado por: Anacley Souza / 20:53h

Quando esta avó decidiu homenagear seus netos com uma tatuagem na perna, ela imaginou que este seria um momento mágico, bonito, e que ela se lembraria dele para sempre. Pois ela estava certa em um aspecto, o de que seria algo memorável em sua vida. Só que o motivo, infelizmente, foi outro, diverso do que esperava. Sally Lutkin tatuou, sim, os nomes dos netos, mas a tatuagem infeccionou e o que era um sonho acabou virando um grande pesadelo. Sally, de 49 anos, escolheu o desenho de uma rosa para acompanhar os nomes de Harvey, Harvey Junior e Cooper, seus três netos, e buscou um estúdio de tatuagem para eternizar a homenagem às crianças. No entanto, ao invés de cicatrizar normalmente como toda tatuagem, a de Sally foi ficando cada vez mais inchada e dolorida, até chegar a um ponto em que a avó dos meninos não conseguia mais andar, e precisou ser levada a um pronto-socorro. No hospital, os médicos precisaram agir com rapidez para evitar que a infecção que já tomava conta da perna inteira de Sally chegasse até o osso, e colocasse sua vida em risco. Para isso, foi necessária uma cirurgia de emergência, a fim de salvar o membro de Sally . O resultado foi um buraco semelhante ao de uma bala no meio da tatuagem de Sally, que, ao cicatrizar, deixou uma imensa cicatriz, que a avó levará por toda a vida. "Isso me tirou desanimou para sempre. Já fiz outras tatuagens antes, mas esta com certeza foi a última. Não vou nem me arriscar removendo esta aqui. Nenhum tatuador vai colocar as mãos em mim nunca mais", finaliza.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com