As comentadas


Boa noite , Segunda-feira, 26/01/2015









Enquete



Reflita

Blog

Brasil

26
Jan
Petrobras bate recorde de processamento em refinarias do Brasil em 2014
Postado por: Samile Macêdo / 21:16h

A Petrobras divulgou na tarde desta segunda-feira (26) dados consolidados das operações de refino no país em 2014, atualizando as informações com os dados de dezembro, ainda não publicados pela companhia. Segundo a estatal, a carga total refinada no último ano foi de 2,1 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), o que representa um aumento de 1,7% na carga processada em relação a 2013. A estatal destacou ainda recordes mensais de março e junho, quando a carga diária processada atingiu a marca de 2,151 milhões de bpd e 2,172 milhões de bpd, respectivamente. Até o momento ainda não foram divulgados os dados finais da companhia sobre produção e refino no mês de dezembro, mas a estatal tem reforçado a divulgação de dados positivos em comunicados diários à imprensa. No comunicado, a Petrobras divulgou ainda o processamento de 632,7 mil bpd nas unidades de hidrotratamento de diesel, número cerca de 15% superior ao ano de 2013. Também houve alta no processamento das unidades de craqueamento catalítico, segundo a estatal. De acordo com a Petrobras, a melhora é atribuída ao "aumento da eficiência operacional obtido pela gestão integrada do sistema de Abastecimento, contribuindo para a redução das importações de derivados". O desempenho também pode ser atribuído à entrada em operação da primeira etapa da Refinaria Abreu e Lima, em dezembro. (Agência)

Comente agora
26
Jan
Redução da pobreza na América Latina está estagnada, aponta Cepal
Postado por: Samile Macêdo / 20:47h

A pobreza atingiu 167 milhões de pessoas na América Latina em 2014, o equivalente a 28% da população latino-americana. Destes, 71 milhões, ou 12% dos habitantes da região, estão na extrema pobreza, de acordo com estimativas do Panorama Social da América Latina 2014, divulgadas hoje (26) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O relatório mostra que a situação da pobreza na região vem se mantendo estável desde 2012, quando afetou 28,1% da população. Em 2013, o índice também foi 28,1%. Já a extrema pobreza na América Latina aumentou de 11,7%, em 2013, para 12%, em 2014. Segundo a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, a alta dos preços dos alimentos e a desaceleração econômica da região são alguns dos fatores para essa estagnação. “A pobreza persiste sendo um fenômeno estrutural e, desde 2012, a redução da pobreza estancou-se.” Para Alicia, a recuperação da crise financeira internacional “não parece ter sido aproveitada suficientemente para o fortalecimento de políticas de proteção social que diminuam a vulnerabilidade diante dos ciclos econômicos.” Segundo ela, em um cenário de possível redução dos recursos fiscais disponíveis na região, são necessários mais esforços para assegurar as políticas sociais. 

Comente agora
26
Jan
Cenipa diz que pilotos de jato que matou Eduardo Campos não tinham treinamento adequado
Postado por: Samile Macêdo / 20:42h

A Aeronáutica divulgou, nesta segunda-feira (26), o primeiro relatório oficial sobre o acidente que matou o candidato à presidência Eduardo Campos, do PSB. O documento afirma que os pilotos não tinham o treinamento recomendado. Informações colhidas de radares mostram que o piloto do avião, Marcos Martins, escolheu um trajeto mais curto para se aproximar do Base Aérea de Santos. Em vez de seguir a rota pré-determinada que obrigava o avião a sobrevoar a pista duas vezes, desenhando um longo oito no ar, o piloto tentou fazer um pouso direto. A diferença de rota fica clara no mapa fornecido pelo Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Gravações de conversas do piloto revelam que ele forneceu informações erradas a um operador de rádio da Base Aérea de Santos sobre a localização do avião para parecer que estava seguindo o procedimento padrão de aproximação. A investigação do Cenipa mostra que as condições meteorológicas na hora do acidente eram adequadas para o voo. E que o piloto tinha condições de pousar o avião na Base Aérea de Santos. O acidente aconteceu em agosto do ano passado. Depois de uma tentativa frustrada de aterrisagem, que inicialmente foi justificada pelo mau tempo, o piloto arremeteu.

Comente agora
26
Jan
Estudantes detidas por beijo gay pedem indenização de R$ 2 mi a Feliciano
Postado por: Samile Macêdo / 20:33h

Duas jovens que se beijaram, foram retiradas de um culto evangélico ministrado pelo deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e depois detidas em setembro de 2013, entraram com uma ação na Justiça de São Paulo contra o parlamentar. Elas pedem uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais. Na ocasião, Feliciano mandou prender as duas estudantes após o beijo, durante culto em São Sebastião, no litoral paulista. "Essas duas precisam sair daqui algemadas", disse Feliciano, sob aplausos dos evangélicos, que assistiam à cena por meio de dois telões instalados no local. Joana Palhares, de 18 anos, e Yunka Mihura, de 20, foram detidas, algemadas por agentes da Guarda Civil Municipal e levadas ao 1º Distrito Policial de São Sebastião. O beijo, segundo elas, era uma forma de protesto contra a homofobia. A assessoria de imprensa afirmou que o deputado já foi informado sobre o processo e está tranquilo. "Elas alegaram homofobia, mas isso não existe nem na Constituição e nem no Código Penal. Elas estavam seminuas montadas nas costas de dois rapazes, foi ridículo. Elas estão fazendo o Judiciário perder tempo. Estamos tranquilos, serenos. A ação carece de fundamento. É mais um absurdo", disse o chefe de gabinete do deputado, Talma Bauer. Na época, Joana afirmou ter sido agredida. "Eles (guardas) me jogaram na grade e depois nos levaram para debaixo do palco, onde fui agredida por três guardas. E ainda levei dois tapas na cara", disse Joana.

Comente agora
26
Jan
'Pau de selfie' pode ser transportado na bagagem de mão, diz Anac
Postado por: Samile Macêdo / 19:44h

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou em nota divulgada nesta segunda-feira (26) que o bastão de selfie – ou “pau de selfie”, como ficou conhecido – poderá ser transportado na bagagem de mão, desde que o equipamento esteja dentro das especificações permitidas, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a Portaria Nº. 676/2000, a bagagem de mão não poderá exceder 5 kg e a soma de dimensões , entre comprimento, largura e altura, não poderá ultrapassar 115 cm. O acessório poderá ser avaliado pelo Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) para verificar a conformidade do bastão com as determinações da Anac. A agência informou que foi notificada de que o “pau de selfie” se enquadraria na categoria de “bastões retráteis”, cujo transporte é vetado, de acordo com a Resolução nº. 207/2011. "Sanadas as dúvidas quanto à diferenciação de 'bastão retrátil' e 'bastão de selfie', a Anac orientou os operadores aeroportuários e aéreos, por meio de ofício, sobre a permissão do acessório, desde que ele respeite as regras da bagagem de mão", diz a nota. O selfiestick também pode ser levado na mala, de acordo com a agência. (BN)

Comente agora
26
Jan
Reservatório de Santa Branca, que abastece o RJ, atinge volume morto
Postado por: Samile Macêdo / 19:25h

O reservatório de água de Santa Branca (SP), o menor dos quatro que abastecem o estado do Rio de Janeiro, atingiu o volume morto neste domingo (25), informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Este é o segundo abastecedor a ficar sem volume útil desde o início de 2015. Na quarta-feira (21), o reservatório de Paraibuna (SP), o principal do sistema, também esgotou seu volume útil. O volume morto é a água que está abaixo do nível das comportas e que precisa ser puxada por bombas. Desta forma, as hidrelétricas são automaticamente desligadas. O volume morto do reservatório de Santa Branca tem 131,2 hectômetros cúbicos de água. Desde quarta-feira (21), a hidrelétrica de Paraibuna foi desligada devido à quantidade insuficiente de água para geração de energia. A usina de Santa Branca também foi desligada ao atingir o volume morto. A Secretaria de Estado de Ambiente informou que não vai fazer mudanças operacionais no sistema do Rio Guando, que retirar cerca 100 metros cúbicos de água por segundo do Rio Paraíba do Sul, através de uma transposição, por enquanto. Mas o secretário André Corrêa não descarta nenhuma medida que possa minimizar os efeitos da estiagem."Vivemos a maior crise hídrica dos últimos 84 anos. Continuo a pedir a colaboração de todos no uso racional da água", disse André Corrêa. O secretário e o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Jorge Briard, também vão se reunir com representantes de indústrias que captam água da bacia do Guandu para avaliar alternativas do consumo de água destas empresas. Segundo a secretaria, a prioridade é o abastecimento humano. 

Comente agora
26
Jan
Cerveró inclui Dilma entre testemunhas de defesa e depois exclui
Postado por: Samile Macêdo / 19:00h

O ex-diretor da área Internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, solicitou nesta segunda-feira (26) à Justiça Federal do Paraná que intime a presidente Dilma Rousseff como testemunha de defesa na ação penal contra o executivo. Horas depois, porém, ele desistiu da iniciativa. A solicitação faz parte da manifestação do advogado Edson Ribeiro, que defende o ex-diretor, encaminhada à Justiça Federal e que pede a absolvição do réu e a rejeição da denúncia contra ele. É a primeira vez que um réu da Lava Jato cita nominalmente a presidente. No documento de 18 páginas, Ribeiro alega inicialmente a incompetência do juiz Sérgio Moro para julgar a ação. (Esttadão Conteúdo)

Comente agora
26
Jan
Piloto e copiloto de avião que matou Eduardo Campos não estavam aptos a conduzir aeronave
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:51h

Foram apresentados na tarde desta segunda-feira (26), em Brasília, os dados sobre a investigação do acidente aéreo que vitimou o então candidato a Presidência da República, Eduardo Campos, em agosto de 2014. O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck, comandou a coletiva, que terminou por volta das 17h (horário de Salvador). A Aeronáutica descartou, após as investigações, colisões com aves, veículos não tripulados (Vants) e quaisquer outros objetos no ar. A apuração também descartou incêndio na aeronave antes da queda. Para o tenente-coronel Raul de Souza, que coordenou as investigações, “a operação do voo é de responsabilidade da tripulação na área” e que o piloto de Eduardo Campos “era o único tráfego em aproximação para Santos”.

Comente agora
26
Jan
Reforma de prédio da Esplanada deve custar R$ 65,4 milhões
Postado por: Anacley Souza / 16:40h

Mesmo em um período de corte de despesas, o governo federal pretende gastar R$ 65,4 milhões com a reforma de um dos prédios da Esplanada dos Ministérios, apesar de ainda não saber qual órgão ocupará o local. A justificativa é que o lugar está em “estado crítico de conservação”. O bloco “O”, que fica ao lado do Ministério da Fazenda, terá sete andares reformados. O edifício foi desocupado do térreo até o sexto andar, depois de o Comando Militar do Planalto e outras áreas do Exército Brasileiro mudarem para o Setor Militar Urbano (SMU). Atualmente, o prédio abriga apenas a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), nos 7º, 8º e 9º andares. O Ministério do Planejamento abriu nesta segunda-feira, 26, uma consulta pública sobre o edital de concorrência para contratação de empresa para a reforma do prédio, que estará disponível até 23 de fevereiro deste ano. Procurada pela reportagem, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) informou que a reforma ocorrerá nos andares que estão desocupados e que ainda não foi definido qual órgão ocupará o espaço reformado. O projeto básico da reforma prevê um gasto total de R$ 65,4 milhões, o que engloba estudos e projetos para a reforma, demolição de algumas estruturas, revestimento de piso e de forro, pintura, entre outros. No edital, o governo justifica que a reforma do Bloco “O” é importante porque “os diversos sistemas que compõem a edificação encontram-se em estado crítico de conservação, em decorrência da ação depreciativa do tempo e da ausência de manutenções preventivas”. Além disso, o edital cita a reforma como um modelo para outras obras. “Além da necessidade de recuperação do imóvel, a Reforma do ‘Bloco O’ é vista como uma oportunidade para definição de diretrizes que servirão de referência para a realização de futuras intervenções nos edifícios destinados aos Ministérios”. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
26
Jan
Problema em voo atrasa venda da Charlie Hebdo no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 16:25h

Os brasileiros que visitaram bancas e livrarias nesta segunda-feira atrás da edição especial da revista satírica francesa Charlie Hebdo se decepcionaram. Os exemplares, que começariam a ser vendidos nesta manhã, não puderam ser encontrados. De acordo com a distribuidora Dinap, responsável pela importação, um problema no vôo da França para cá atrasou a entrega. O novo prazo para chegada, agora, é quarta-feira. Serão disponibilizados 10 mil exemplares (todos em francês), vendidos por R$ 29,90 cada, nas lojas Saraiva, Livraria Cultura, FNAC e também nas principais bancas de São Paulo, Rio de Janeiro e outras 15 capitais. O impresso ainda estará à venda em outros 30 países, com tiragem internacional de 130 mil exemplares. Histórica, a edição é a primeira produzida após o atentado terrorista do dia 7 de janeiro que deixou 12 pessoas mortas na redação do veículo. Ela traz, na capa, uma caricatura de Maomé segurando uma placa que diz "Eu sou Charlie" e o título "Tudo está perdoado". Na França, uma tiragem de 5 milhões de exemplares foi disponibilizada no último dia 14. Todos esgotaram no mesmo dia. (Portal Terra)

Comente agora
26
Jan
Várias cidades brasileiras cancelam Carnaval por causa da crise da água
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:54h

Várias cidades brasileiras resolveram tomar uma medida extrema: vão cancelar o Carnaval para não piorar a falta d´água. O nível baixo do ribeirão que abastece Itapecerica prejudicou uma tradição em Minas Gerais: a prefeitura cancelou o Carnaval porque no fim do ano passado as torneiras chegaram a secar, e o movimento de turistas poderia trazer de volta o problema para os moradores. Paracuru, no litoral oeste do Ceará, não vai ter as bandas que animam a festa há 40 anos. A concessionária de água do estado alertou que a visita dos foliões pode levar o abastecimento a um colapso. No interior de São Paulo, as escolas de samba de Araras não vão poder usar as fantasias que já estão prontas. Os desfiles foram cancelados pela prefeitura para economizar água, que já é racionada desde outubro. “Não concordo, porque acredito que não seria o Carnaval que iria influenciar no racionamento de água”, afirma o presidente de escola de samba Pepe Carrascosa. (Bom dia Brasil)

Comente agora
26
Jan
Secretário usa caminhão da prefeitura para fazer a própria mudança em MS
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:48h

Um caso que aconteceu no interior de Mato Grosso do Sul: um secretário, que ganhou para viajar a trabalho, foi pego usando o caminhão da prefeitura para fazer a própria mudança. Agora, ele vai responder por mau uso do dinheiro público. O caminhão com baú refrigerado foi parado em uma barreira da Polícia Rodoviária Federal na BR-158, em Santa Maria. O veículo da prefeitura de Ribas do Rio Pardo percorreu quase 1,5 mil quilômetros de Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, com a mobília da cunhada do secretário municipal de Agricultura. Como não havia documentos do transporte, o caminhão foi apreendido. O prefeito ficou sabendo de tudo pelo próprio secretário: “Quando ele me ligou, só me disse o seguinte: ‘Fiz uma besteira’. Ele me contou isso. Eu também não falei nada para ele. Falar o quê?”, afirma José Domingues Ramos. Um servidor nomeado estava com o secretário. Os dois deveriam estar em uma feira agropecuária, em outra cidade de Mato Grosso do Sul. Eles receberam diárias que somam quase R$ 1,2 mil, dinheiro que agora terá de ser devolvido aos cofres da prefeitura.

Comente agora
26
Jan
Tráfico de animais silvestres moveu R$ 7 bilhões no Brasil em 10 anos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:46h

O Bom Dia Brasil mostra esta semana a crueldade e o desrespeito à vida das quadrilhas que fazem o tráfico internacional de animais silvestres. As quadrilhas desafiam as autoridades e alimentam um mercado lucrativo e criminoso. Centenas de animais, muitos em risco de extinção, são capturados diariamente, e muitos acabam morrendo antes de chegar ao destino final. Em dez anos, quase seis milhões de pássaros foram comercializados ilegalmente no país, um mercado que movimentou R$ 7 bilhões na última década. A reportagem é de Carlos de Lannoy, Mahomed Saigg, Junior Alves e Felipe Wainer. Uma pequena armadilha, uma simples arapuca. “Como esses animais são territoriais, os machos vai atrair o outro. Se ele pousar aqui, desarma a armadilha”, afirma. O Ibama diz que o tráfico de aves começa com caçadores que capturam e escondem as aves em depósitos improvisados no meio da mata.

Agente: Tem arma em casa?
Homem: Arma? Não.

O fiscal encontra três armas - todas carregadas - e dezenas de curiós, canários, coleiros, trinca-ferros e dois periquitos. As gaiolas estão sujas, os animais, amontoados, falta comida: sinais de maus-tratos. Deraldo Gomes dos Santos diz que mora no local e nega envolvimento com o tráfico.


Comente agora
26
Jan
Seca afeta 46 milhões e crise é pior no Nordeste
Postado por: Samile Macêdo / 11:08h

A seca se espalhou pelo Brasil: 45,8 milhões de pessoas sofrem com a falta de água, o que significa 20% do país, segundo levantamento feito pelo Jornal O Globo com base em informações de comitês de bacias hidrográficas e governos estaduais. No total, 936 municípios estão em situação de emergência. Cinco das maiores cidades brasileiras foram atingidas pela estiagem. Na lista, estão Belo Horizonte, Campinas e Recife, além de Rio de Janeiro e São Paulo, que já viram seus reservatórios alcançarem o volume morto. O sistema Cantareira, o maior de São Paulo, pode ficar sem água em julho, caso a relação entre o número de chuvas e o consumo continue o mesmo, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. A Situação mais crítica, contudo, está no Nordeste, onde a seca é um problema crônico. No Rio Grande do Norte, por exemplo, os municípios de Acari e Currais novos esperam que a água acabe nos próximos dois meses: o reservatório que os abastece está em 2%. Em todo o estado, os reservatórios pequenos e médios estão zerados e os grandes operam a 20% da capacidade. A crise tem feito os governantes declararem situação de emergência e procurar o governo federal. Alguns têm apelado até para a boa vontade dos céus. Nesse domingo, em comemoração ao seus 52 anos e aos 461 da cidade de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse que o melhor presente seria chuva no Sistema Cantareira. Os céus, contudo, não atenderam: o nível de água voltou a cair e o Sistema opera a 5,1% da capacidade. “Sinceramente, não há o que fazer para substituir de imediato o Cantareira. É um sistema muito grande que tem participação significativa no fornecimento de água para São Paulo”, avaliou o geólogo Pedro Luiz Côrtes, professor da área ambiental da Universidade de São Paulo (USP). 

Comente agora
26
Jan
Brasil tem 4 das 100 ONGs mais relevantes do mundo
Postado por: Samile Macêdo / 11:06h

Um ranking publicado no domingo (25) pela entidade Global Geneva revela que, das 100 organizações não governamentais (ONGs) mais relevantes no mundo, quatro são brasileiras. O ranking global é liderado pela organização Médicos Sem Fronteira, por sua ação contra o Ebola. A brasileira Saúde Criança aparece na 21ª posição - criada há pouco mais de 20 anos, a entidade conseguiu reduzir em 85% as hospitalizações de crianças, assiste a milhares de menores e sua metodologia foi incorporada em políticas de várias cidades. A Viva Rio aparece na 57ª posição, seguida pelo Instituto da Criança, em 84º lugar, e o Centro de Inclusão Digital, em 94º. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
26
Jan
Pai que morreu com os 4 filhos em acidente deixou carta para a ex no DF
Postado por: Samile Macêdo / 08:11h

O motorista de 48 anos que morreu neste sábado (24) com os quatro filhos em um acidente na BR-070, em Cocalzinho de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, deixou com a ex-mulher uma carta minutos antes do acidente dizendo que ela não veria mais as crianças. O G1 teve acesso à carta de quatro páginas (veja a foto da carta abaixo da matéria). "Samara, espero que quando você estiver lendo essa carta eu e os meus filhos já estejam (sic) bem longe", diz na primeira frase. "Hoje é um grande dia, para mim e meus filhos. Estaremos buscando um lugar de paz onde não exista humilhação e covardia." Marco Aurélio Almeida Santos foi buscar os quatro filhos - três meninos e uma menina - em Brazlândia, no Distrito Federal, na casa da família da ex-mulher na manhã deste sábado (24). Ele costumava pegar as crianças aos finais de semana para passear. Minutos depois de saírem da casa, o carro em que os cinco estavam colidiu frontalmente contra uma carreta. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Santos tentou fazer uma ultrapassagem, mas acabou batendo no veículo de carga. O carro ficou destruído. Todos os ocupantes do veículo morreram no local. O Corpo de Bombeiros teve que remover o capô do carro para retirar as vítimas. O motorista da carreta teve ferimentos leves. Na última frase da carta entregue à ex-mulher, ele se despede.

Comente agora
25
Jan
Carro explode após mulher acender cigarro e usar desodorante no DF
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:07h

Uma mulher ficou ferida neste sábado (24) após uma explosão ocorrida dentro de um carro em um estacionamento de uma quadra residencial na Asa Norte, em Brasília. Segundo a Polícia Civil, a vítima, de 39 anos, relatou ter usado um desodorante aerossol e depois ter acendido um cigarro, momento em que houve a explosão. O Corpo de Bombeiros informou à polícia ter encontrado uma ponta de cigarro dentro do carro e uma lata de spray. A polícia informou que o veículo ficou com as quatro portas amassadas e abertas, parabrisa estilhaçado e o porta-malas aberto. Morador da 305 Norte, Lucas Silva disse ter se assustado com o barulho da explosão. "Estava em casa quando ouvi um barulho muito alto. Quando olhei para fora da janela, o carro já estava muito amassado", disse ele. "De repente encheu de gente ao redor do carro e os bombeiros chegaram." "Ouvi a explosão de casa. Foi muito, muito alto mesmo", disse uma moradora que não quis se identificar. "O vidro quebrado ainda está na calçada. Os vizinhos comentaram que foi um morador do bloco da frente quem entrou no carro e resgatou ela. O cabelo dela ficou todo para cima." Segundo a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta de 0h. A mulher foi levada para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).  O carro foi guinchado pela Policia Civil, que soliticou perícia para o local. O caso será investigado pela 2ª DP.

Comente agora
25
Jan
Laudo aponta que irmão de MC Gui morreu de overdose de cocaína
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:04h

 Nove meses depois da morte de Gustavo, irmão de 17 anos do MC Gui, um dos funkeiros mais famosos do Brasil, uma pergunta ainda tinha ficado sem resposta: o que provocou a morte do jovem? Esta semana, a família recebeu o laudo da perícia: Gustavo morreu de overdose de cocaína. O Fantástico conversou com a família e com amigos esta semana sobre a causa da morte do jovem. "Quando eu li escrito no laudo a cocaína, eu sinceramente entrei em choque. Não dá pra acreditar, não. Eu acreditava que ele não ia se envolver. Por quê? Porque ele via aquilo, ele falava pra gente que não aceitava, que aquilo era feio”, conta a mãe, Claudia Castanheira.

Fantástico: Você sabia que ele usava drogas?

MC Gui: Eu já vi ele usando maconha. Só que eu brigava com ele e ele me obedecia. Tipo, ele jogava fora.

Fantástico: Mas você nunca viu ele usando uma droga mais pesada? Cocaína, por exemplo?

Mc Gui: Não.

Comente agora
25
Jan
Cisternas e vassouras: sem água, paulistanos mudam hábitos
Postado por: Samile Macêdo / 15:54h

A crise de falta de água que afeta a cidade de São Paulo fez a população repensar e mudar comportamentos. Condomínios do município alteraram hábitos e reduziram o consumo. Outras soluções criativas, como o uso de cisternas para captar a chuva, também ajudam a economizar. O professor de ciência Júlio Peroni, 28 anos, morador da Vila Nova Iorque, zona leste, tem três cisternas em casa, criadas por ele. A primeira veio há quatro anos, quando conheceu o projeto Cisterna Já, que incentiva a população a construir o equipamento em casa. “Como eu já tinha os materiais encostados em casa e tinha tempo livre, comecei a fazer, por saber da importância de economizar água”, disse. Com o agravamento da crise hídrica, vieram as outras duas cisternas. Em sua casa, moram seis pessoas e a água de reúso da chuva é destinada à lavagem do quintal, do carro, do chão dentro da casa, das janelas e serve também para regar as plantas. “O pessoal de casa demorou muito para pegar o hábito de usar essa água. Agora, está mais forte por causa da crise. Então, foi uma mudança gradual. No início era bem pequena a diferença [na conta de água] e hoje deve passar 40%”, conta. A economia compensa financeiramente, já que o custo da cisterna foi R$ 250. Em dois condomínios da zona sul, na região da Vila Mariana, a redução no consumo teve grande impacto na conta do fim do mês. No condomínio Ceci-Peri, a conta de água, que não é individualizada por apartamento, caiu de R$ 5,6 mil para menos de R$ 3 mil num período de 4 meses. Com dois blocos e 156 apartamentos, o condomínio também deixou de usar água na limpeza de áreas externas e contou com a colaboração dos moradores.

Comente agora
25
Jan
Camargo Corrêa quer assumir culpa em esquema de corrupção na Petrobras
Postado por: Samile Macêdo / 15:31h

A empreiteira Camargo Corrêa já admite assumir culpa no esquema de corrupção da Petrobras investigado na Operação Lava Jato. A negociação ainda não é formal, mas os advogados da empresa discutem os termos de um acordo com o Ministério Público, a Controladoria Geral da União (CGU) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Apesar de apontar para uma revelação sobre sua participação no esquema, a defesa ainda hesita quanto à exigência de mostrar novos crimes em outras áreas do governo. A intenção da empreiteira a é fazer um acordo combinado com seus três executivos presos desde novembro. Procurada pela Folha, a Camargo afirmou que não falará sobre os rumores. (Agência Brasil)

Comente agora
25
Jan
RS: homens morrem atacados por abelhas durante rapel
Postado por: Samile Macêdo / 14:40h

Dois homens morreram em Maquiné, no litoral norte do Rio Grande do Sul, após sofrerem um ataque de abelhas enquanto praticavam rapel. Eles faziam parte de um grupo de sete pessoas que foi surpreendido pelos insetos em região de mata fechada próximo à Barra do Ouro. As informações são da Rádio Gaúcha. De acordo com a rádio, o ataque aconteceu na tarde de sábado. Os esportistas sobreviventes, no entanto, apenas conseguiram contato com o Corpo de Bombeiros na manhã deste domingo. Os mortos foram Ronei Marcelino Pinto e outro jovem não identificado. Os outros cinco ficaram feridos, sendo que três - Flávio Rodrigo, Roberto Schuster e João Batista Dias - tiveram que ser atendidos no local e encaminhados a um hospital de helicóptero com ferimentos graves. Um deles chegou a levar cerca de 150 picadas. (Terra)

Comente agora
25
Jan
Tragédia na boate Kiss: 2 anos depois, nenhum condenado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:22h

Duzentos e quarenta e dois tornou-se um símbolo onipresente na rotina da cidade gaúcha de Santa Maria, a 300 km de Porto Alegre. O número, que representa o total de mortos em decorrênca do incêndio que atingiu a boate Kiss na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, pode ser visto estampado em camisetas de milhares de parentes e amigos das vítimas, em cartazes colados em muros e postes, ou em balões lançados ao céu nos tantos atos feitos em memória do incidente. Também pode ser ouvido nas cerimônias religiosas que ocorrem mensalmente a cada dia 27 ou em contagens demoradas – do 1 ao 242 – em protestos contra a morosidade da Justiça em colocar um ponto final no caso. Na próxima terça-feira, o número deve tomar a paisagem do município como sinal de que, completados dois anos, a população de Santa Maria ainda não se esqueceu dos corpos de jovens intoxicados pela fumaça tóxica em frente à casa noturna. Se depender do Judiciário, no entanto, o caso ainda está longe de chegar a uma conclusão. O principal processo, que avalia a responsabilidade dos donos da boate, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffman, e dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão, ainda está em fase de instrução. Isso significa que provas e depoimentos ainda estão sendo colhidos para comprovar a denúncia do Ministério Público, que acusa os quatro réus de homicídio qualificado (motivo torpe e meio cruel) com dolo eventual (quando se assume o risco de matar) e tentativa de homicídio de outros feridos na tragédia.

Comente agora
25
Jan
Cantareira pode secar em setembro, mostra simulador
Postado por: Samile Macêdo / 11:43h

Mantidos os atuais volumes de entrada e retirada de água do Cantareira, o maior manancial paulista pode secar por completo em setembro. A projeção resulta de uma simulação feita em uma ferramenta inédita lançada pelo portal estadao.com.br, que permite calcular quando ou se a água dos principais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo vai acabar. O simulador mostra que, no atual cenário, a segunda cota do volume morto do Cantareira, captada pela Sabesp desde outubro do ano passado, deve se esgotar em março, como o presidente da empresa, Jerson Kelman, admitiu há duas semanas. Até sexta-feira, restavam nas represas apenas 51,3 bilhões de litros da reserva profunda, ou 5,2% da capacidade. Diante desse cenário, a Sabesp já prepara o uso de uma terceira cota do volume morto na Represa Atibainha, em Nazaré Paulista. Segundo o diretor metropolitano da companhia, Paulo Massato, a quantidade estudada é de 41 bilhões de litros. Se a vazão afluente ao sistema - que são o volume de água da chuva e o que entra pelo rio nas represas - continuar como está hoje, e a quantidade de retirada for mantida, essa terceira reserva acaba no início de maio, ou seja, em menos de cinco meses. Nesse caso, restariam cerca de 160 bilhões de litros nas profundezas dos reservatórios, de uma capacidade total de 1,4 trilhão de litros, incluindo volume útil e morto. Questionada, a Sabesp não informa até que ponto é possível retirar água do Cantareira com qualidade mínima para abastecimento humano. O ex-secretário paulista de Saneamento e Recursos Hídricos Mauro Arce disse em setembro de 2014 que o governo estava disposto a tirar "até a última gota". Ele foi substituído pelo presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga. 

Comente agora
25
Jan
Receita libera esta semana consulta ao primeiro lote de restituições do I.R
Postado por: Samile Macêdo / 11:27h

A consulta ao primeiro lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 liberadas da malha fina será divulgado esta semana, conforme informações da Receita Federal. Os valores, normalmente pagos a cada dia 15, desta vez serão liberados até o fim de janeiro. O montante do lote depende das disponibilidades do Tesouro Nacional, que corrige o dinheiro pela taxa básica de juros (Selic). Anualmente, a Receita libera sete lotes regulares de restituições - o primeiro em junho e o último em dezembro. Nos meses seguintes, à medida que as declarações retidas em malha são corrigidas pelos contribuintes, são liberados lotes residuais, normalmente a partir de janeiro. Em dezembro, a Receita Federal informou que 937.939 declarações estavam retidas em malha. São 740.760 com imposto a restituir, 174.301, com imposto a pagar e 22.878 sem imposto a pagar ou a restituir. Os contribuintes nesta situação devem acessar o extrato da declaração para identificar os motivos que o levaram à malha fina e fazer as devidas correções para ter a situação resolvida. O documento fica disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). 

Comente agora
25
Jan
Escola formará agentes para lidar com jovens que possuem conflitos com a lei
Postado por: Samile Macêdo / 10:53h

Cerca de 20 mil agentes públicos que atuam no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) trabalham, diariamente, com jovens em conflito com a lei e, por isso, cumprem medidas socioeducativas de meio aberto, restritivas ou privativas de liberdade. Uma convivência que, muitas vezes, é difícil e enfrenta resistências de ambos os lados. Os desafios para a efetivação da socioeducação são diversos, incluindo aos adolescentes a garantia de acesso a políticas como educação, fim das violações e construção de uma cultura de direitos. Em 2014, apenas em Fortaleza ocorreram 15 rebeliões nas unidades do sistema, conforme o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca – Ce). Diante desse cenário e com o objetivo de melhorar o serviço nos estados, foi criada a Escola Nacional do Socioeducativo. Ela terá como papel oferecer formação continuada a trabalhadores do Sinase em todo o país, com conteúdos teóricos e práticos padronizados e pautados pela perspectiva dos direitos humanos. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), em 2012 o sistema comportava 20.532 adolescentes em restrição e privação de liberdade e 88.022 em meio aberto, ou seja, que prestam serviços à comunidade ou estão em liberdade assistida. “A gente fica na nossa e também não espera nada deles. Só o serviço que eles têm de fazer. Não os olhamos como amigos nem inimigos. É cada um no seu canto”, disse o adolescente D.S.**, que está há um ano e dois meses na Unidade de Internação de Planaltina, cidade satélite do Distrito Federal. 

Comente agora
25
Jan
Facebook é responsável por um terço dos casos de divórcio, diz pesquisa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:50h

O Facebook tem sido citado como responsável por um terço dos casos de divórcio em todo o mundo. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas do site The Mirror. O número de casos envolvendo a rede social como motivo de separação aumenta gradativamente. Isso porque comportamentos considerados inadequados, evidências de infidelidade e relações extraconjugais ficam cada vez mais expostas por meio da rede. “As mídias sociais fornecem um registro permanente de nossas vidas”, contou Lyn Ayrton, sócio de um escritório de advocacia de Leeds, na Inglaterra. Segundo ele, o compartilhamento de mensagens ou publicações são muitas vezes usados nos processos judiciais. (BN)

Comente agora
25
Jan
Falta de água já afeta mais de 45 milhões no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:41h

Um quinto da população brasileira já está sofrendo os efeitos da seca neste início de ano em todo o país. Levantamento feito pelo GLOBO com base em informações de comitês de bacias hidrográficas e governos estaduais mostra que ao menos 45,8 milhões de pessoas vivem em regiões em que os níveis dos reservatórios estão abaixo do normal e a quantidade de chuvas é menor que a média histórica. A falta d’água já tem causado, em estados do Sudeste e do Nordeste do país, racionamento em áreas urbanas, redução na irrigação de propriedades rurais e cancelamento da navegação. Caso se prolongue, a estiagem ameaça a geração de energia nas hidrelétricas e a produção industrial, segundo especialistas. Ao longo de 2014, a seca levou 1.265 municípios de 13 estados do Nordeste e do Sudeste a decretarem situação de emergência, de acordo com o Ministério da Integração Nacional —hoje, 936 cidades estão nessa situação. O procedimento, geralmente adotado por cidades pequenas e médias, autoriza os gestores públicos a pedir recursos federais para ações de socorro e serviços emergenciais. O número de municípios que sofrem impactos causados pela seca, porém, pode ser maior, já que nem todos recorrem ao expediente. No estado de São Paulo, onde ao menos 64 cidades estão sofrendo problemas relacionados à estiagem, só três tiveram o pedido de situação de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Comente agora
25
Jan
Energia eólica tem problemas para ser alternativa no país
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:28h

Posicionado na chamada "esquina do continente", o Rio Grande do Norte é responsável pela maior produção de energia eólica do Brasil, pouco mais de 30% do total, mas ainda patina nas tentativas de aproveitar todo o seu potencial e colocar a eletricidade gerada a partir dos ventos como alternativa real no país -- uma oportunidade reforçada após o apagão da última semana. Investidores do setor alegam que o atraso na construção de linhas de transmissão e uma estrutura melhor no porto de Natal para escoar equipamentos que compõem os parques eólicos são empecilhos para o desenvolvimento. O RN possui 67 parques eólicos, que produzem comercialmente 1,79 gigawatts de energia, segundo levantamento do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias Renováveis (Cerne). Dos mais de 130 gigawatts produzidos no país, a imensa maioria vem de hidrelétricas e termelétricas. Os parques eólicos no Brasil inteiro ainda respondem por uma parcela de 3,5%, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Comente agora
25
Jan
Islamofobia no país: muçulmanas são agredidas com cuspidas e pedradas
Postado por: Samile Macêdo / 08:11h

A recente chacina na sede do jornal Charlie Hebdo, em Paris, transformou, para muito pior, a vida de brasileiras muçulmanas. Religiosas de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso sofreram violências de diferentes níveis - foram apedrejadas, cuspidas, ignoradas no transporte público e alvos de piadas maldosas nas ruas -, nos dias seguintes ao ataque em uma onda de islamofobia que se opõe frontalmente à imagem brasileira de país multireligioso e pacífico. Um dia após a invasão do jornal parisiense, os ataques ganharam força similar aos milhares de compartilhamentos “Je suis Charlie” nas redes sociais. A Mesquita Brasil, maior templo da religião no País, amanheceu pichada na capital paulista. Horas depois, no interior de Minas Gerais, A.P.B., de 27 anos, foi cuspida por uma pessoa enquanto brincava com o filho de seis anos no clube da sua cidade. “Assassina! Ninguém quer você aqui”, gritou o agressor. Assim como em outros ataques diários, A. abaixou a cabeça e ouviu aos xingamentos calada. Apenas uma semana depois, Sarah Ghuraba, de 27 anos, caminhava para uma consulta médica na periferia de São Paulo quando sentiu um forte impacto na perna. “Muçulmana maldita”, disse um desconhecido. A frase veio acompanhada com uma grande pedra. "Alhamdulillah [graças a Deus] pegou na minha perna", pensou a mulher.

Comente agora
24
Jan
Aposta de Sorocaba leva Mega-Sena
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:43h

Uma aposta de Sorocaba (SP) levou o prêmio de R$ 33.471.002,88 do concurso 1.672 da Mega-Sena, sorteado pela Caixa Econômica Federal (CEF) na noite deste sábado (24) em Gurupi (TO).
Veja as dezenas: 1 - 3 - 5 - 10 - 20 - 42. A quina teve 566 acertadores e cada um vai levar R$ 6.389,44. Já a quadra pagará R$ 181,65 para cada um de seus 28.440 ganhadores. A estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será sorteado na quarta-feira (28), é de R$ 3 milhões.

Comente agora
24
Jan
Rio tem 8º caso de bala perdida em uma semana
Postado por: Samile Macêdo / 16:03h

O oitavo caso de bala perdida em uma semana foi registrado na manhã deste sábado, no Rio de Janeiro. A vítima é uma mulher ainda não identificada, atingida por um tiro no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho (zona norte). Ela foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Irajá. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, facções rivais trocaram tiros no morro durante toda a madrugada. Às 9 horas, a polícia entrou na favela. A operação policial continua na tarde deste sábado, 24, e não há registro de presos. A vítima levou um tiro de raspão na perna e está fora de perigo. Duas crianças morreram vítimas de bala perdida na última semana. Asafe William Costa Ibrahim, de nove anos, foi atingido na piscina de um clube na zona norte, no domingo, 18. Na véspera, Larissa de Carvalho, de 4 anos, não resistiu depois de ser baleada na cabeça quando saída com a família de um restaurante na zona oeste. Outra criança e quatro adultos foram feridos por balas perdidas entre o sábado, 17, e a sexta, 23, em bairros da periferia. (Estadão)

Comente agora
24
Jan
Deputado do PP teria recebido R$ 159 mil de esquema, diz PF
Postado por: Samile Macêdo / 14:29h

O juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, encaminhou ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, indícios do envolvimento do deputado federal Nelson Meurer (PP/PR) no esquema de lavagem de dinheiro e desvios na Petrobras. Os indícios foram descobertos pela Polícia Federal durante a análise do sistema de contabilidade paralela do Posto da Torre, em Brasília, do doleiro Carlos Habib Chater. Réu na Lava Jato, Chater é acusado de utilizar o seu negócio para lavar dinheiro e distribuir propinas a políticos indicados pelo doleiro Alberto Youssef. Ao analisar a contabilidade, peritos da PF identificaram uma movimentação total de R$ 159 mil nas contas do posto registradas em nome de "Nelson" e de "Nelson Meurer", entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Diante disso, a PF informou o juiz Sérgio Moro, que decidiu encaminhar o laudo ao Supremo Tribunal Federal para que avalie as medidas a serem tomadas. Nelson Meurer foi citado na delação do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa como um dos 28 políticos beneficiários do esquema de propinas e corrupção na Petrobras.

Comente agora
24
Jan
Micro e pequenas empresas tem até a próxima sexta para aderir ao Simples Nacional
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:11h

As micro e pequenas empresas que queiram alterar o regime de tributação ao qual estão submetidas para aderir ao Simples Nacional têm até a próxima sexta-feira (30) para fazer a mudança. Segundo informações da Agência Brasil, se o pedido for aceito, a adesão ao Simples retroagirá ao dia 1º de janeiro. Os empresários que perderem o prazo, só poderão fazer a migração no início de 2016. O Simples Nacional é um regime simplificado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos, destinado às micro e pequenas empresas. “Se essa empresa paga 5% de Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS) fora do Simples Nacional, é vantajoso ele trocar se forem destinados 13% em salário ou pro labore(remuneração dos sócios) na conta. Ou seja, para cada R$ 100 de faturamento, ser forem destinados R$ 13, no caso. A partir daí, o Simples se torna mais vantajoso quanto maior for a mão de obra empregada”, explica o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), Silas Santiago. Para fazer a alteração, o interessado deve acessar o portal do Simples Nacional e clicar em “Simples Nacional – Serviços” e, em seguida, em “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”. Para acompanhar o andamento do pedido, é preciso escolher a opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional” no site. Como a análise é feita conjuntamente pela União, pelo Estado e pelo Município, a empresa não pode ter pendências em nenhum dos três âmbitos.

Comente agora
24
Jan
Mega-Sena paga hoje prêmio de R$ 34 milhões
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:39h

O sorteio do concurso 1.672 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (24), poderá pagar o prêmio de R$ 34 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado em Gurupi (TO), a partir das 20h (horário de Brasília). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o valor do prêmio, o ganhador poderá adquirir 56 imóveis de R$ 600 mil cada, ou uma frota de 226 carros de luxo. Se quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 34 milhões na poupança, o sortudo poderá se aposentar com uma renda de R$ 200 mil por mês.

Comente agora
24
Jan
Apesar de maior chuva do ano, Cantareira tem sua 13ª queda seguida
Postado por: Samile Macêdo / 10:47h

Apesar da maior chuva do ano em seus reservatórios, o sistema Cantareira foi o único entre os seis que atendem a Grande São Paulo a registrar queda no nível neste sábado (24), segundo a Sabesp. Seu volume, que era de 5,3%, passou para 5,2%, a 13ª queda consecutiva. Com a chuva entre esta sexta e sábado, de 25,9 milímetros, o acumulado de precipitações no Cantareira em janeiro vai para 90,8 milímetros, o que ainda representa 33,5% do previsto para todo o mês. A maior chuva registrada em janeiro antes da deste sábado ocorreu no dia 7, com 17,6 milímetros. De acordo com a Sabesp, o acumulado de chuvas de um dia abrange o período de 24 horas entre a divulgação dos boletins, publicados sempre às 9h. A dificuldade de o sistema receber e armazenar água contrasta com os números registrados pelos outros sistemas, que aproveitaram as chuvas trazidas pela frente fria que chegou ao estado nesta quarta-feira (21). Confira os níveis dos outros sistemas que abastecem a Grande São Paulo:

Alto Tietê: subiu de 10,3% para 10,4%;

Guarapiranga: subiu de 38,5% para 39,4%;

Alto Cotia: subiu de 28,5% para 28,6%; 

Comente agora
24
Jan
TCU abre processo para investigar reajustes de planos de saúde
Postado por: Samile Macêdo / 08:12h

O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza auditoria para analisar se os reajustes de planos de saúde estão acontecendo de forma adequada no País. No ano passado, os planos individuais tiveram reajuste de até 9,65%, enquanto os coletivos tiveram um aumento médio de 18%, com casos extremos de reajustes de até 90%. Segundo o TCU, o processo que trata de auditoria sobre reajuste de planos de saúde individuais e coletivos não pode ser comentado porque ainda está em andamento. A advogada especialista em direito à saúde Renata Vilhena Silva, do escritório Vilhena Silva Advogados – uma das fontes consultadas pelo TCU –, afirma que o foco da ação do tribunal é fiscalizar se há ineficiência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como órgão regulador. Renata elenca uma série de fatores que levaram a essa auditoria, como os constantes abusos das operadoras e empresas do setor, o número crescente de reclamações, além da movimentação de grandes grupos que tornam praticamente impossível a adquisição de um plano individual hoje. Segundo dados da ANS, cerca de 80% dos planos de saúde hoje no País são coletivos. 

Comente agora
24
Jan
Brasileiro acusado de terrorismo é extraditado à Espanha
Postado por: Samile Macêdo / 07:44h

O brasileiro Kayke Luan Ribeiro Guimarães, de 18 anos, preso na Bulgária acusado de envolvimento com terrorismo, foi extraditado hoje à Espanha e já prestou o primeiro depoimento à justiça espanhola, informou o tribunal espanhol Audiencia Nacional à BBC Brasil. Depois de ouvi-lo, o juiz Santiago Pedraz decretou a prisão incondicional de Kayke, sem direito a fiança, e irá julgá-lo por delito de integração em organização terrorista, com pena prevista de seis a 12 anos de cadeia. Ele será julgado por esse tribunal, que lida apenas com as acusações mais graves do país, como terrorismo, narcotráfico e crime organizado. O jovem foi preso no dia 15 de dezembro de 2014 na fronteira da Bulgária com a Turquia quando, ao lado de dois marroquinos, estaria a caminho da Síria para se alistar no grupo radical autodenominado "Estado Islâmico". Fontes diplomáticas informaram à BBC Brasil que o Itamaraty foi avisado por telegrama no fim da tarde de quinta-feira que Kayke seria transferido na madrugada desta sexta-feira.

Comente agora
24
Jan
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 34 milhões neste sábado
Postado por: Samile Macêdo / 07:19h

A ega-Sena promete pagar, neste sábado, o prêmio de R$ 34 milhões para quem acertar os seis números do concurso 1.672. O sorteio acontece a partir das 20h (horário de Brasília), na Praça da Avenida Beira Rio, na cidade de Gurupi, no Tocantins. No último jogo, nenhum apostador acertou as seis dezenas. Veja os números sorteados na ocasião:

21 – 27 – 31 – 45 – 55 – 56

O valor total do prêmio deste sábado, se aplicado na poupança, rende cerca de R$ 200 mil por mês, o equivalente a cerca de R$ 6 mil por dia. Com o valor também é possível adquirir 56 imóveis de R$ 600 mil cada, ou uma frota de 226 carros de luxo. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2,50 e pode ser registrada em qualquer unidade lotérica do País, até às 19h do dia do sorteio. 

Comente agora
24
Jan
Parado há 1 mês, equipamento no TO contribuiu para restrição de energia
Postado por: Samile Macêdo / 07:08h

A restrição no envio de energia do Norte para o Sudeste do país, causada por defeito em equipamentos de uma linha de transmissão em manutenção há mais de um mês, é uma das causas do apagão que na segunda-feira (19) atingiu 11 estados e o Distrito Federal. O próprio Ministério de Minas e Energia confirmou ao G1 que o problema na interligação Norte-Sudeste está entre as causas do corte de luz. De acordo com o ministério e com Furnas, empresa da estatal Eletrobras que administra a linha, um banco de capacitores de uma subestação localizada em Gurupi, no Tocantins, está desligado desde o dia 14 de dezembro, depois de apresentar defeito. Com o equipamento fora de operação, reduziu-se em 12,2% a capacidade máxima de transmissão de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste do país: de 4.100 MW (megawatts) para 3.600 MW.

ApagãoDe acordo com o ONS, o apagão ocorreu às 14h55 da segunda (19). No mesmo dia o órgão informou, em nota, que o problema foi causado pelo aumento da demanda e por “restrição na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste.” Em entrevista também na segunda, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que uma das causas do apagão era uma falha em banco de capacitores na linha Norte-Sul. Entretanto, nem o ONS, nem o Ministério de Minas e Energia, informaram na oportunidade que a restrição no envio de energia se devia a um equipamento desligado para manutenção há mais de um mês, justamente em numa época em o país costuma bater recordes de consumo devido ao calor.

Um comentário
23
Jan
Ativista de biquíni marcha à frente da PM em protesto no Centro do Rio
Postado por: Samile Macêdo / 22:00h

A manifestação no Centro do Rio, nesta sexta-feira (23) contra o aumento das tarifas de ônibus, que começou por volta das 18h30, foi em todo seu percurso liderada por uma manifestante que usava apenas biquíni e galochas. À frente do cordão de policiais militares que acompanhava a passeata, ela desfilava e se dirigia aos PMs aos gritos de “Eu quero ver a ditadura”. Ela provocava os policiais com jatos de perfume e até beliscões nas suas faces. E acompanhou a passeata à frente dos PMs até o fim, por volta das 21h, quando os manifestantes começaram a se dispersar. O tráfego foi interditado na Avenida Presidente Antônio Carlos por volta das 18h40. Os manifestantes, que se concentravam ao lado do Tribunal de Justiça, seguiram pela Rua Primeiro de Março e desistiram de continuar pela Avenida Presidente Vargas até a Central, como era o planejado, para marchar pela Avenida Rio Branco, que foi fechada ao tráfego por volta das 19h20. Na C-nelândia, eles se dividiram em dois grupos: um ocupou as escadarias da Câmara dos Vereadores, e outro seguiu pela Rua Araújo Porto Alegre, pretendendo voltar ao Tribunal de Justiça. Depois de alguma hesitação, o grupo que estava na Cinelândia se juntou aos que resolveram voltar ao ponto de encontro do início da passeata. 

Comente agora
23
Jan
Palestrantes de curso de 'cura gay' para líderes espirituais são convocados pelo MP
Postado por: Samile Macêdo / 20:43h

Dois palestrantes que ministram um curso sobre “cura gay” para líderes espirituais foram intimidados para depor sexta-feira (23) pelo Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal. O curso promovido pelo especialista em políticas públicas Claudemiro Soares pelo teólogo Airton Williams, sob o tema “Homossexualismo: ajudando, biblicamente, a prevenir e tratar aqueles que desejam voltar ao padrão de Deus para sua sexualidade”, tem duração de uma semana. Segundo informações sobre o jornal O Globo, Claudemiro afirma que já foi homossexual e sua “cura” foi relatada no livro “Homossexualidade masculina: escolha ou destino? A atração pelo mesmo sexo e as abordagens terapêuticas para a mudança de orientação sexual”, considerado por ele um “compilado científico sobre o tema”. Em entrevista ao jornal O Globo, Claudemiro atribuiu a denúncia a “ativista gays sociopatas”. O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) se manifestou nas redes sociais sobre a realização do curso e afirmou que faria uma denúncia ao MP.

Comente agora
23
Jan
Ministra do Meio Ambiente convoca a população à "poupar água, poupar energia"
Postado por: Samile Macêdo / 19:38h

Após reunião com outros cinco ministros para discutir os problemas de abastecimento de água e energia no país, a titular do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, convocou a população a “poupar água” e “poupar energia”. “Estamos acompanhando e monitorando. É um momento em que temos um problema sensível, complexo, e precisamos da colaboração de todos. Todos têm de saber poupar água, poupar energia”, disse Izabella, que também anunciou a realização de uma campanha pelo uso racional da água. Segundo informações do jornal O Globo, a ministra afirmou que o nível de chuvas em 2015 está abaixo do que foi registrado em 2014. “Estamos vivendo uma situação absolutamente sensível do ponto de vista dos cenários de chuva, em particular, no Sudeste brasileiro. É uma situação atípica. Temos uma vazão afluente muito aquém do que foi registrado desde 1930. Em 34 anos de monitoramento, nunca se viu no Sudeste brasileiro, uma situação tão sensível e tão preocupante”, definiu. (Agência Brasil)

Comente agora
23
Jan
Secretário descarta meta de despoluição de 80% da Baía de Guanabara
Postado por: Samile Macêdo / 18:51h

O secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, André Corrêa, descartou a possibilidade de atingir a meta de redução de 80% no lançamento de esgoto na Baía de Guanabara até os Jogos Olímpicos de 2016. "Não vai acontecer", disse Corrêa. Ele ressaltou, porém, que isso não significa que a qualidade da água nas raias de competição de iatismo serão impróprias."Independentemente de a meta chegar a 80% [os locais das provas] são os lugares da baía que têm melhor qualidade." A meta fazia parte do caderno de encargos das Olimpíadas do Rio e foi assumida pelos governos estadual e municipal com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Corrêa disse não saber se o COI já foi informado da impossibilidade de cumprimento da meta. O secretário informou que vai se reunir com representantes de outras áreas do governo depois do Carnaval, para checar todas as informações e estabelecer nova meta, além de verificar o que já foi feito. Sua principal preocupação para os Jogos Olímpicos é com o lixo flutuante, e não com o lançamento de esgoto na baía. De acordo com André Correa, serão feitas mudanças nas ecobarreiras para reforçar a contenção do lixo lançado pelos rios, para a redução dos gastos com os ecobarcos, que coletam os resíduos da superfície. (Agência Brasil)

Comente agora
23
Jan
Gestor de Águas de MG avalia pedido da Copasa para declarar situação de escassez
Postado por: Samile Macêdo / 18:22h

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) informou ao Broadcast que recebeu na tarde desta sexta-feira a avaliação que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizou sobre a situação do abastecimento em Minas Gerais. O Igam disse ainda que vai "analisar tecnicamente" o documento e que não há um prazo para o fim da análise. "A partir da finalização dos estudos, serão definidas as ações técnicas e administrativas a serem tomadas, incluindo a declaração de situação de escassez", informou o instituto. Se o diagnóstico for aprovado pelo órgão, o governo de Minas Gerais e a Copasa estarão aptos a implementar multas ou racionamento, caso necessário. A Copasa informou ontem que um racionamento é "iminente" e anunciou a possibilidade de um rodízio e de "mecanismos tarifários de contingência". "Levantamento realizado pela nova diretoria da empresa, empossada na tarde da última sexta-feira, 16 de janeiro, mostra uma situação crítica do sistema de abastecimento de água nos municípios atendidos pela empresa", disse a Copasa. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
23
Jan
Ministro da Fazenda diz que modelo de seguro-desemprego está 'ultrapassado'
Postado por: Anacley Souza / 15:10h

O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levi, afirmou, nesta sexta-feira (23), que o modelo atual do seguro-desemprego está “completamente ultrapassado”. A declaração foi dada em entrevista ao jornal Financial Times e Levy usou a expressão “out-of-date” (em tradução livre, obsoleto) para definir o sistema previdenciário. Ao jornal, Levy também afirmou que o país passa por um período de austeridade e reformas e defendeu mudanças em programas sociais do governo - sem reduzir, no entanto, o Bolsa Família. Ele admitiu que esse período de ajustes pode impactar o desenvolvimento econômico. "Acredito que a economia parada não pode ser descartada como uma possibilidade, embora o PIB no Brasil seja resiliente", afirmou. Ainda em relação aos ajustes, Levy acrescentou que "assim que sua equipe colocar a casa em ordem, a reação será positiva", em referência ao compromisso do atual governo em resgatar a credibilidade e a confiança do mercado. Ao se referir às mudanças do cenário externo, Levy afirmou que também é hora de o Brasil mudar. Para ele, "políticas anticíclicas têm seus limites, especialmente quando se vê as duas maiores economias do mundo (Estados Unidos e China) mudando de postura”. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
23
Jan
GM comemora 90 anos no Brasil
Postado por: Anacley Souza / 13:33h

A General Motors comemora na próxima segunda-feira, 26, 90 anos de atividades no Brasil e a produção de 14,5 milhões de veículos. Ao mesmo tempo dá início a execução do maior plano de investimento anunciado pela empresa no país para um quinquênio: R$ 6,5 bilhões. O montante será aplicado no desenvolvimento de novos produtos, na atualização da linha de veículos e no desenvolvimento de tecnologias ligadas à eficiência energética e conectividade. O mercado no Brasil só perde para China e Estados Unidos. No ano passado, foram emplacados aproximadamente 580 mil automóveis Chevrolet no país. Assim, a marca se tornou, pelo segundo ano consecutivo, líder absoluta no segmento de varejo. Os produtos de maior destaque no período foram o Onix e o Prisma, que bateram recordes de vendas. Ao todo são 14 modelos dos mais variados segmentos, do sedã Classic 1.0, o mais acessível da gama, até o superesportivo Camaro SS V8, o mais potente, com 406 cavalos. A picape S10 é o veículo com maior número de configurações: são 133 combinações, entre versões de acabamento, tipo de carroceria, motorização e cor externa. Desde a montagem do primeiro Chevrolet em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga, em 1925, até o início de janeiro, 14,5 milhões de veículos GM foram produzidos no país. Isso representa aproximadamente um quarto do montante total de automóveis feitos localmente. O primeiro carro nacional de passeio da Chevrolet foi o Opala, apresentado em 1968. Outros modelos que marcaram a história da marca foram lançados posteriormente, como o Chevette, a D20, o Monza, o Kadett, o Corsa, o Vectra, o Omega e o Astra

Comente agora
23
Jan
Com bíblia, homem é morto ao invadir prefeitura e ameaçar prefeito no ES
Postado por: Samile Macêdo / 11:24h

Um homem de 28 anos foi morto na manhã desta sexta-feira (23) durante um atentado a prefeito de Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo o portal G1, Diego Biasutti entrou na prefeitura, por volta das 7h30, dizendo que queria matar o prefeito Rodney Miranda. A polícia não confirmou se Diego estava armado. Ainda de acordo com a publicação, Diego chegou ao local transtornado. Ele cuspiu no rosto de um vigilante, subiu uma rampa que dá acesso ao gabinete do prefeito. No local, ele teria entrado em luta corporal com um segurança e acabou sendo atingido por um tiro na cabeça. Segundo a família, Diego usava drogas e teria começado a fazer uso de anabolizantes após entrar em uma academia. Ainda de acordo com a família, antes de ser morto, o rapaz saiu de casa nervoso, usando apenas de sunga e portando a bíblia. Ele voltou para a casa da mãe, onde vestiu uma roupa e saiu novamente. Após o tiro, a área foi isolada pela Guarda Municipal e a Polícia Militar. A prefeitura não informou se Rodney Miranda estava no local no momento do atentado.

Comente agora
23
Jan
Polícia é principal agressora de jornalistas, aponta relatório
Postado por: Samile Macêdo / 09:53h

O perfil da agressão a profissionais da imprensa mudou nos últimos anos. O Relatório da Violência contra Jornalistas 2014, divulgado ontem pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), mostra que os crimes deixaram de ter motivação política e passaram a ser cometidos por policiais, a maioria em manifestações. Dos 129 jornalistas agredidos no país no ano passado, 62 foram vítimas da violência policial, ou seja, 48%. O documento destaca ainda a morte de três profissionais, entre eles, o repórter cinematográfico da TV Band Santiago Ilídio Andrade, vítima de rojão disparado por manifestantes em protesto no Rio. “Em geral, as vítimas trabalhavam em veículos impressos, eram repórteres fotográficos ou cinematográficos”, diz o presidente da Fenaj.

Comente agora
23
Jan
1 apostador acerta as dezenas da Quina e leva mais de R$ 2,6 milhões
Postado por: Samile Macêdo / 08:57h

1 apostador de Itu, no interior de São Paulo, acertou as 5 dezenas do concurso 3696, da Quina, sorteadas na noite dessa quinta-feira (22/1) e levou o prêmio de R$ 2.670.882,40. A quadra teve 105 ganhadores e cada um ficou com R$ 5.296,86. O terno pagou R$ 128,08 a um total de 6.2013 acertadores. As dezenas sorteadas foram: 18 – 20 – 31 – 34 – 37.  A estimativa de prêmio para o próximo concurso, a ser realizado nesta sexta-feira (23) é de R$ 500 mil. O valor acumulado para o Sorteio Especial de São João é de R$ 57.101.571,91.

Comente agora
23
Jan
Governo vai aumentar mistura de álcool na gasolina em fevereiro
Postado por: Samile Macêdo / 08:54h

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou ontem que o governo deve anunciar na primeira semana de fevereiro um aumento na mistura de etanol à gasolina. Atualmente, a proporção de etanol anidro (sem água) na gasolina está em 25%. A ministra disse ainda não saber qual será o novo percentual, mas considerou que a medida trará fôlego para o setor. Kátia Abreu disse que realizou duas reuniões com representantes do setor sucroalcooleiro e que tanto a questão da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) quanto a do percentual do etanol na gasolina são duas sinalizações importantes para o setor. Na avaliação da ministra, o setor sucroalcooleiro “está bastante deprimido” e precisa de um arranjo mais sustentável. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, se reuniu ontem em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e com representantes de entidades do setor de petróleo, gás natural e combustíveis, para discutir o aumento do percentual de etanol anidro na gasolina. 

Comente agora
23
Jan
Secretário afirma que estiagem pode parar empresas no estado do RJ
Postado por: Samile Macêdo / 08:28h

O secretário estadual de Ambiente do Rio de Janeiro, André Correa, afirmou na manhã desta sexta-feira (23), que empresas "na ponta" do Rio Paraíba do Sul podem ter, em curto prazo, o funcionamento interrompido por causa da estiagem que atinge o estado. Ele admitiu que a Cedae tem um plano de racionamento guardado para o caso da situação piorar. “O rio Paraíba do Sul é usado para geração de energia, para irrigação, para abastecimento industrial, então, por exemplo, podemos ter num curto prazo, problemas com empresas que estão na bacia do Guandu, no final da bacia do Guandu, depois de onde a Cedae capta água. Nós podemos chegar num prazo curto e dizer para ela que elas vão ter que parar de operar”, alertou Corrêa, enfatizando que o abastecimento humano vai ser priorizado. Nesta quarta-feira (21), o nível do reservatório de Paraibuna, o maior de quatro que abastecem o estado do Rio de Janeiro, atingiu o volume morto pela primeira vez desde que foi criado, em 1978. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a usina hidroelétrica foi desligada após o nível atingir zero.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com