As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 28/05/2015








Enquete



Reflita

Blog

Brasil

27
Mai
Vida fica ‘muito ruim’ sem caipirinha, diz Dilma
Postado por: Anacley Souza / 17:59h

Dez quilos mais magra graças a um regime que inclui restrição também bebidas alcóolicas, a presidente Dilma Rousseff disse que a total abstinência deixa a vida “muito ruim”, mas defendeu a moderação. “Como eu poderia, sendo originária do nosso País, defender que não se pode tomar uma caipirinha? Faz parte da saúde também, alegria.” A presidente deu as declarações em entrevista coletiva na Cidade do México, no encerramento de sua primeira visita ao País. Em discurso no Palácio Nacional na terça-feira, Dilma elegeu a tequila e a cachaça como símbolos do novo capítulo na relação entre os dois países. As duas bebidas foram usadas nos brindes oficiais que ela ofereceu ao presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e vice-versa. Mas no caso da brasileira, a cachaça estava diluída em uma caipirinha. Quando uma repórter elogiou sua perda de peso durante a entrevista, Dilma fez o que chamou de “propaganda grátis” de um estilo de vida saudável: caminhadas, bicicleta, musculação e boa alimentação. Outra jornalista perguntou se cachaça e tequila também estariam fora do cardápio. “Isso pode, se não a vida fica muito ruim. Só não pode todo dia. Uma vez ou outra você comemora com uma tequila, com uma cachaça” disse a presidente, em tom de brincadeira. As bebidas nacionais do Brasil e do México foram mencionadas por Dilma nos três discursos que fez durante a visita de Estado, na terça-feira. Entre os atos firmados entre os dois países está o reconhecimento de origem dos dois destilados. Isso significa que a importação e comercialização deverá obedecer às regras estabelecidas por Brasil e México para suas respectivas bebidas. (Estadão Conteúdo)

Comente agora
27
Mai
Mãe pede indenização de R$ 512 mil após filho levar mais de 30 mordidas
Postado por: Samile Macedo / 17:54h

A família de uma criança de 3 anos, que levou mais de 30 mordidas dentro da creche municipal Neusa Nadir Graf, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, pediu indenização de R$ 512 mil por danos morais e materiais na Justiça de Mato Grosso. Davi Werlang foi mordido por outra criança enquanto estavam sozinhos dentro de uma sala da creche, em abril de 2013, quando tinha apenas um ano e quatro meses. Na época, a monitora que cuidava das crianças alegou à polícia que teria deixado a sala por apenas cinco minutos para beber água. Ela disse que, quando retornou, a outra criança estava em cima do bebê e o mordia de forma constante por todo o corpo, mas apesar do depoimento, foi indiciada pela Polícia Civil por abandono de incapaz e lesão corporal.Carla Cristina Werlang Miranda, mãe do menino, quer que o município pague pelas despesas médicas e consultas psicológicas que a família de Davi teve que bancar e, além disso, a família quer que a prefeitura arque com as despesas de uma cirurgia na orelha que Davi deverá fazer no futuro.Hoje, dois anos depois do fato, a família alega que a criança sofre com as sequelas emocionais e físicas deixadas pelo incidente. Segundo o G1 MT, a mãe afirma que o garoto apresenta dificuldades de relacionamento afetivo com outras crianças e até com os próprios parentes. “Meu filho era calminho e cativante. Hoje ele está agressivo e revida tudo. Cheguei a colocá-lo em uma creche, mas ele não se enturma mais com outras crianças, ficou três meses e não aceitava, tive que tirá-lo. Tem momentos que ele se isola e fica retraído”, disse Carla. Agora a criança costuma ficar com a mãe durante todo o dia. 

Comente agora
27
Mai
Brasileiro está preocupado com mudanças climáticas
Postado por: Rodrigo Almeida / 16:53h

O brasileiro está preocupado com as mudanças climáticas e acredita que o governo tem feito muito pouco para enfrentar o problema. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Observatório do Clima e pelo Greenpeace Brasil, para medir o conhecimento e preocupação da população brasileira com as mudanças climáticas e o grau de informação sobre a microgeração de energia solar, aquela que é colocada nos telhados das casas. Segundo a pesquisa, 91% dos entrevistados acreditam que as mudanças climáticas são causa de muita preocupação com o futuro do planeta e 95% acham que elas já estão afetando o Brasil. Nove em cada dez entrevistados apontaram que as crises na água e na energia têm relação com as mudanças do clima, sendo que, para 74% desse total, há muita relação entre a falta de água e de luz e as alterações no clima. "A grande maioria dos brasileiros já conhece um pouco a respeito do tema e sabe apontar quais são suas causas; sabe relacionar os desafios das mudanças climáticas à sua vida diária como a questão da crise hidrológica, hídrica e do risco de crise energética; e também sabe apontar quais seriam, no caso do Brasil, as soluções, como o combate ao desmatamento, o investimento em energias renováveis e investimento em transporte coletivo", afirmou Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório do Clima, em entrevista à Agência Brasil.

Comente agora
27
Mai
Desmatamento da Mata Atlântica diminuiu em 24%, afirma Inpe
Postado por: Rodrigo Almeida / 16:50h

De acordo com os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, o desmatamento da floresta caiu 24% no período de 2013 a 2014, em relação ao período de 2012 a 2013. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (27) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No Brasil foi desmatada uma área de 183 km² entre 2013 e 2014. Já entre 2012 e 2013, foram desmatados 239,5 km² dos remanescentes florestais. O estado com maior índice desmatamento é Piaui que atingiu 56 km² de mata desmatada. A Bahia, terceiro Estado que mais desmatou o bioma no último ano, perdeu 4.777 hectares, um aumento de 6% em relação aos 4.516 do período anterior. Para a Fundação Mata Atlântica, os resultados apontam uma proximidade da meta do desmatamento zero. Com isso, a discussão passa a ser a recuperação das áreas já desmatadas.(Metro1)

Comente agora
27
Mai
Em meio a lama, veículo agrícola 'vira' ambulância e resgata idoso
Postado por: Rodrigo Almeida / 15:44h

Um idoso de 78 anos precisou ser socorrido em um veículo agrícola, conhecido como tobata, em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis. Ele passou mal na tarde de terça-feira (26) e a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não conseguiu chegar a casa dele devido às más condições da estrada. O agricultor aposentado Moisés de Melo passou mal durante a tarde. A casa dele fica na localidade Mato Francês, a cerca de 20 quilômetros do centro de Rancho Queimado. O socorristas chegaram rápido na comunicade, mas encontraram a estrada que passa por obras cheia de lama e a ambulância não conseguiu passar. Ele foi colocado de forma improvisada em uma maca na caçamba da tobata. "Ver meu avô nesse estado, que já passou 17 anos sofrendo numa cama sem poder andar, sem poder falar, ser transportado numa tobata", afirma Amanda Freitas, neta de Moisés. Chovia no momento do transporte e os socorristas precisaram ficar segurando o tubo de soro e medicamento. O idoso foi levado de maneira improvisada até a ambulância por aproximadamente 600 metros. "Não tinha outra saída, sem ser a tobata. A gente fez que pôde", diz Sérgio, dono do pequeno trator utilizado para o socorro do idoso.

Comente agora
27
Mai
IPVA com desconto para carros com placas de final 5 vale até quinta-feira
Postado por: Samile Macedo / 14:47h

Os proprietários de veículos com placas de final 5 têm até esta quinta-feira (28) para pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) com desconto de 5%, segundo informações da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). O benefício é válido somente para pagamento à vista. Para quitar o tributo, ainda é possível parcelar o imposto em três vezes. Neste caso, o vencimento da primeira cota também deve ser feito até esta quinta-feira. Outra opção é quitar o valor integral do tributo, sem desconto, até 31 de julho. No mês de maio ocorre ainda o vencimento de cotas mensais para quem optou pelo parcelamento nos meses anteriores. Para os carros com placas de final 3, o prazo para quitar a segunda parcela termina nesta quarta-feira (27). Para as placas de final 4, o pagamento da segunda parcela deve ser efetuado até quinta-feira (28). Já para as placas de final 2, a quitação da terceira e última parcela deve ser feita até sexta-feira (29). 

Comente agora
27
Mai
Exército simula ocupação da Sabesp em caso de crise social
Postado por: Samile Macedo / 13:45h

O Exército brasileiro ocupou na manhã desta quarta-feira as dependências da Sabesp, no bairro de Pinheiros, na zona Oeste de São Paulo. Cerca de 70 militares armados estudam o perímetro e o interior do recinto "para uma eventual necessidade de ocupação, em caso de crise", segundo o comunicado interno enviado pela companhia aos seus funcionários. O conceito de "crise" não foi esclarecido pela Sabesp, mas funcionários explicaram a este jornal que é conhecido e comentado o temor por possíveis revoltas populares ou tentativas de invasão no local, se a crise hídrica que enfrenta São Paulo se agravar ainda neste ano. O Exército considera esta operação no contexto de segurança nacional e qualifica a sede da Sabesp como "área estratégica". A Sabesp informa que, a exceção do ano passado, esse tipo de manobra tem sido feita nas dependências da companhia há 15 anos, mas, consultados por EL PAÍS, três ex-funcionários da companhia com mais de 25 anos com o crachá da empresa disseram nunca terem visto nada parecido. Na porta da companhia, dois funcionários comentavam a ostensiva presença dos militares no local. Um deles, embora tenha sido avisado nesta terça-feira, levou um susto bem de manhã ao guardar sua marmita no refeitório, onde encontrou mais de 30 homens armados com metralhadoras.

Comente agora
27
Mai
Valor do abono salarial agora é proporcional ao tempo trabalhado
Postado por: Samile Macedo / 13:39h

Previsto na mesma lei que criou o seguro-desemprego (Lei 7.998/1990), o abono salarial também teve as regras alteradas pelo Projeto de Lei de Conversão 3/2015 (MP 665/2014). O abono, anual e no valor máximo de um salário mínimo, é destinado aos trabalhadores que tiveram no ano anterior ao pedido do benefício ganho médio de dois salários mínimos. Com as mudanças propostas no PLV, a partir de 2016, o valor do abono não será mais de um salário mínimo e, sim, proporcional ao período trabalhado no ano anterior, na base de 1/12 por mês trabalhado, como as férias. Assim, se o trabalhador ficou empregado por seis meses, receberá metade de um salário mínimo. Fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral. O tempo mínimo de trabalho exigido no ano anterior ao de recebimento do benefício também sofreu alterações. Os 30 dias exigidos na regra atual passam para 90 dias, que não precisarão ser ininterruptos.

Seguro-defesoA proposta aprovada no Congresso manteve as atuais regras do seguro-defeso, mas passou a responsabilidade de cadasrto do benefício do Ministério do Trabalho para o Ministério da Previdência Social. O seguro-defeso é o seguro-desemprego pago aos pescadores durante o defeso - período determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a proteção da espécie pescada, possibilitando sua procriação e a manutenção das populações.

Comente agora
27
Mai
Número de pessoas que passam fome no mundo cai 25% em 25 anos
Postado por: Letícia Oliveira / 09:25h

O número de pessoas que sofrem fome no mundo é inferior a 800 milhões pela primeira vez desde o início da divulgação das estatísticas, o que representa uma redução de quase 25% em 25 anos, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No Relatório sobre a Insegurança Alimentar no Mundo (SOFI 2015), publicado nesta quarta-feira, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destaca que mais da metade dos países em desenvolvimento (72 de 129) alcançaram a Meta do Milênio de reduzir à metade a fome entre os anos 2000 e 2015. O progresso foi particularmente notável na América Latina e na Ásia. A África subsaariana permanece em alerta vermelho, com 23,2% de sua população subalimentada. O relatório de 2014 apontava que ainda havia cerca de 805 milhões de pessoas sem alimentos suficientes no planeta - um a cada nove habitantes do mundoA FAO, com sede em Roma, destaca que mais da metade dos países em desenvolvimento (72 de 129) alcançaram a Meta do Milênio de reduzir à metade a fome entre os anos 2000 e 2015.

Comente agora
27
Mai
Cristo Redentor é iluminado de verde para chamar atenção contra o glaucoma
Postado por: Letícia Oliveira / 08:18h

O Cristo Redentor foi iluminado de verde para chamar atenção para o glaucoma, considerada uma doença silenciosa e em muitos casos, quando diagnosticada, já não pode livrar o paciente da cegueira. Foi o que aconteceu com Lourdes Gisele Carbo Monteiro. Ela tem 52 anos e começou a ter os primeiros sinais da doença com apenas três meses de idade. Por causa da falta de informação da família  ficou cega. “Eu chorava muito, não sabia falar e quando a minha mãe descobriu já era tarde. Eu perdi a visão com três meses. Quando cheguei aos cinco anos eu via um pouco de claridade, mas isso parou e a partir daí não via mais, nem a claridade. Catarata tem cura. Se eu tivesse catarata eu teria cura, com o glaucoma, não”, disse a peruana que mora no Sodalício Sacra Família, na Tijuca, zona norte do Rio.

A entidade, administrada pelas Irmãs de Nossa Senhora da Glória do Recife - Pernambuco, ampara mulheres com deficiência visual e cegas entregues à mendicância e em situação de vulnerabilidade social e familiar. Lourdes participou da cerimônia para marcar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e fez parte de um coral acompanhado da cantora Eliana Pittman. Além da nova iluminação do Cristo, foi celebrada uma missa na Capela de Nossa Senhora Aparecida, que fica na base do santuário localizado no alto do Corcovado, na zona sul do Rio de Janeiro.

Comente agora
27
Mai
Câmara rejeita emenda que trata do financiamento privado de campanhas
Postado por: Letícia Oliveira / 07:53h

A Câmara dos Deputados rejeitou no começo da madrugada de hoje (27) a emenda aglutinativa à proposta de emenda à Constituição (PEC) 182/07, que trata da reforma política. Foram 264 votos a favor, 207 contra e 5 abstenções. Eram necessários para a aprovação da emenda 308 votos a favor. O dispositivo rejeitado estabelecia que os partidos e os candidatos poderiam receber recursos financeiros ou bens estimáveis em dinheiro de empresas e de pessoas físicas para as campanhas eleitorais. Ela foi apresentada ao texto da reforma política pelo deputado Sérgio Souza (PMDB-PR). A votação de outros itens da reforma política será retomada na tarde desta quarta-feira. (Agência Brasil)

Comente agora
27
Mai
Venda de apartamento de R$ 7,5 mi de Cerveró irá para Petrobras
Postado por: Letícia Oliveira / 07:43h

Na mesma sentença em que condenou Nestor Cerveró a 5 anos de prisão por lavagem de dinheiro, o juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato, decretou também o confisco e a alienação do apartamento de R$ 7,5 milhões em Ipanema, no Rio, de propriedade do ex-diretor de área Internacional da Petrobras. O imóvel foi comprado por Cerveró, preso desde janeiro. O dinheiro da venda será revertido à companhia, que o juiz Moro classifica de "vítima" da organização de empreiteiras que formou um cartel para fraudar licitações bilionárias da estatal. A investigação da Lava Jato havia descoberto que parte dos valores recebidos a título de propina por Cerveró foi remetida ao exterior para empresas offshores no Uruguai e na Suíça. Segundo a Procuradoria da República, constatou-se que uma parcela desses recursos retornou ao Brasil por meio da simulação de investimentos diretos na empresa brasileira Jolmey do Brasil Administradora de Bens Ltda, a qual, na realidade, tratava-se de uma filial da offshore uruguaia Jolmey S/A. Denúncia do Ministério Público Federal apontou que ambas as empresas eram de propriedade de Cerveró, mas estavam registradas e eram administradas formalmente por terceiros.

Comente agora
26
Mai
Câmara rejeita sistema 'distritão' para escolha de deputados e vereadores
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:30h

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (26) a adoção do sistema eleitoral conhecido como “distritão” para a escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Votaram contra a proposta 267 deputados, e 210 votara a favor. Principal bandeira do PMDB, esse modelo estabeleceria o voto majoritário, já que seriam eleitos os candidatos mais votados em cada estado ou município, sem levar em conta os votos para o partido ou a coligação. O distritão é defendido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e pelo vice-presidente da República, Michel Temer, também do PMDB. Para aprovar o novo sistema, seriam necessários 307 votos favorávO plenário ainda terá que analisar outra proposta de alteração do sistema de votação, o "distritão misto", em que metade dos candidatos seriam escolhidos por eleição majoritária e a outra metade conforme o quociente eleitoral e a posição na lista estabelecida pelos partidos. Se essa proposta também for derrubada, será mantido o sistema eleitoral atual, que é o proporcional com lista aberta. Hoje é possível votar tanto no candidato quanto na legenda, e um quociente eleitoral é formado, definindo quais partidos ou coligações têm direito de ocupar as vagas em disputa. Com base nessa conta, o mais bem colocado de cada partido entra. Antes de derrubar o distritão, a Câmara já havia rejeitado outros dois modelos alternativos de votação- a lista fechada e o distrital misto- por isso fica mantido o modelo atual.

Comente agora
26
Mai
Piloto de avião com família Huck tem carteira suspensa após acidente
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:26h

O piloto que controlava o avião que precisou fazer um pouso forçado com a família de Luciano Huck, no último domingo (24), teve sua carteira suspensa pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e está afastado do trabalho. De acordo com o "Diário Digital", a Anac exige que, após qualquer incidente ou acidente aéreo, a tripulação faça um exame preventivo inicial. A carteira somente será liberada depois dos resultados der positivo. Osmar Aurélio Frattini, de 52 anos, pilotava o avião que fez pouso forçado a 30 quilômetros de Campo Grande. Além dele, no transporte aéreo estavam Angélica, Luciano Huck, os três filhos, duas babás e o copiloto. Em entrevista ao jornal de Minas Gerais, a esposa do piloto afirmou que ele segue com a incerteza se terá um salário no começo do mês e que conta com dívidas para serem pagas. (Ibahia)

Comente agora
26
Mai
Mafioso é preso no Recife após permanecer foragido por 31 anos
Postado por: Samile Macedo / 17:47h

A Polícia Federal e a Interpol (Polícia Internacional) prenderam hoje (26), no Recife, um homem acusado de ter sido um dos principais líderes da organização mafiosa napolitana Camorra. Pasquale Scotti, 56 anos, vivia na capital pernambucana com documentos falsos há vários anos e se apresentava como um bem-sucedido empresário. Em 2005, a justiça italiana condenou Scotti a prisão perpétua por uma lista de crimes cometidos entre 1980 e 1983 que incluía mais de 20 homicídios e porte ilegal de armas de fogo; extorsão, intimidação e ameaças. O italiano estava foragido desde 1984 – ou seja, há 31 anos. Scotti é apontado como o fundador da Nova Camorra Organizada - um subgrupo criado após a prisão do principal chefão da Camorra, Raffaele Cutolo, em 1982. A Interpol chegou até Scotti no Brasil graças às investigações da Procuradoria da República italiana, em Nápoles. Com o auxílio da polícia brasileira, foi possível comparar as impressões digitais e concluir que o suposto empresário italiano, que vivia em Recife, era mesmo Scotti. O foragido possuía título de eleitor brasileiro e CPF falsificados, em nome de Francisco de Castro Visconti. A detenção de Scotti foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) menos de 24 horas após a Interpol formalizar o pedido de prisão. O governo italiano deverá pedir a extradição do condenado. O caso será julgado pelo STF. 

Comente agora
26
Mai
Executivo diz em CPI que Petrobras continua pagando a taxa da propina
Postado por: Samile Macedo / 17:30h

O executivo Eduardo Hermelino Leite, ex-vice-presidente da construtora Camargo Côrrea, disse nesta terça-feira (26/5), em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito, que a Petrobras continua a pagar sobrepreço relativo ao valor de propina nos contratos feitos com as empresas acusadas de formação de cartel. Mais cedo, Leite havia dito à CPI que os valores relativos ao pagamento de propina eram de 2% sobre os valores dos contratos e que esse percentual era acrescido nas propostas da Camargo Corrêa à Petrobras. Desses 2%, metade era destinada à diretoria de Abastecimento, ocupada por Paulo Roberto Costa, e a outra metade para a diretoria de Serviços, ocupada por Renato Duque. Eduardo Hermelino Leite confirmou à CPI da Petrobras que a construtora Camargo Côrrea pagou R$ 110 milhões em propina para os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa (R$ 47 milhões) e Renato Duque (R$ 63 milhões). A informação já havia sido dada à CPI pelo presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini. Segundo Leite, que é ex-vice-presidente da construtora, a empresa tinha uma planilha com informações sobre o pagamento de propina. “Então havia uma contabilidade?”, perguntou o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). “Sim”, respondeu Leite. “Porque o Renato Duque recebia mais que o Paulo Roberto Costa?”, quis saber o deputado. “Porque os contratos da diretoria de Serviço eram de valores muito maiores”, respondeu o executivo. 

Comente agora
26
Mai
Ex-diretor da Petrobras, Cerveró é condenado a cinco anos de prisão
Postado por: Samile Macedo / 15:45h

O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró foi condenado a cinco anos de prisão – em regime, inicialmente, fechado – pelo crime de lavagem de dinheiro. A decisão do juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, é da tarde desta terça-feira (26). Esta é a primeira condenação de Cerveró, que também é réu em mais uma ação penal e já está preso em Curitiba. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Nestor Cerveró adquiriu um apartamento de luxo no Rio de Janeiro com dinheiro que recebeu como propina na Petrobras. O valor foi enviado ao exterior por meio de empresas offshores localizadas no Uruguai e na Suíça. Os procuradores do MPF afirmam na denúncia que, apesar de estar registrada em nome de terceiros, a offshore era de propriedade de Cerveró. O advogado uruguaio Oscar Algorta também era réu neste mesmo processo criminal, sendo acusado de ter lavado parte do dinheiro desviado comprando o apartamento em nome da offshore uruguaia Jolmey, com o objetivo de tentar ocultar que o ex-diretor da área internacional era o verdadeiro dono do imóvel. Porém, como Algorta reside no exterior, a ação contra ele foi desmembrada deste processo. Cerveró foi preso em janeiro ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Desde então, está detido na carceragem da superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba. Em fevereiro, quando o juiz aceitou a denúncia do Ministério Público Federal, o advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, negou as denúncias contra o cliente dele. 

Comente agora
26
Mai
Receita faz leilão de celulares, motos e bicicletas; lance mínimo é de R$ 200
Postado por: Samile Macedo / 14:26h

A Receita Federal realiza leilão eletrônico ao longo desta semana de motocicletas, celulares, eletrodomésticos e eletrônicos e artigos diversos, oriundos de apreensões em Nova Iguaçu (RJ), Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Os lances podem ser feitos de qualquer lugar do País, mas é preciso seguir trâmites orientados pelo Receita, no próprio site. Segundo dados da Receita Federal, o órgão já arrecadou R$ 49,9 milhões em leilões neste ano. O órgão mantém um espaço permanente em seu portal onde são anunciadas as mercadorias apreendidas que vão a leilão. Esses eventos são voltados tanto para pessoas físicas como jurídicas. A página é atualizada constantemente e conta com itens apreendidos em todo o Brasil. Um lote apreendido no Porto do Rio de Janeiro, por exemplo, tem valor incial do lance de R$ 200. Os interessados em participar do Leilão Eletrônico deverão acessar o Portal (e-CAC), mediante a utilização de Certificado Digital válido, e escolher a opção de serviço "Sistema de Leilão Eletrônico". A Receita Federal orienta que para acessar o Sistema de Leilão Eletrônico é preciso utilizar o Navegador Internet Explorer 8.0 e 9.0, Google Chrome 27 (ou versões superiores) e Firefox 3.0 (ou versões superiores). (iG)

Comente agora
26
Mai
Técnicos retiram peças do avião que fez pouso forçado com família Huck
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:43h

Dois técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aéreo (Seripa), mecânicos e um engenheiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) participam do trabalho de retirada de peças da aeronave que transportava os apresentadores Angélica e Luciano Huck, além dos três filhos do casal, babás, piloto e copiloto. Os técnicos estão desmontando a aeronave para que possa ser transportada. Serão retiradas as duas asas, onde se encontram os tanques de combustível, e também parte da estrutura interna do avião, como os bancos, para que facilite o transporte até Campo Grande (MS). A aeronave ficará em um lugar que será definido pela empresa MS Táxi Aéreo, que é sua proprietária, onde passará por perícia. No início da tarde desta terça-feira (26), um caminhão guincho será levado ao local para a retirada total do veículo. Às 14h (de MS), a Base Aérea fará o isolamento.

Comente agora
26
Mai
Relação com a Petrobras dependia de pagamento de propina, diz empreiteiro
Postado por: Samile Macedo / 12:28h

O ex-vice-presidente da Camargo Corrêa Eduardo Hermelino Leite, preso na Operação Lava Jato e atualmente em prisão domiciliar, disse hoje (26) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras que o pagamento de propina era uma “condição [para o] funcionamento” na relação das empreiteiras com a Petrobras. Leite admitiu o pagamento de propina a agentes públicos e privados e se disse arrependido. “Herdei uma prática e tive que administrá-la”, disse Leite. O empreiteiro informou que exerceu a função de presidente para clientes aprovados na Camargo Corrêa, entre 2005 a 2009. A partir de setembro de 2011 chegou à Diretoria de Óleo e Gás da empreiteira, assumindo na sequencia a vice-presidência da construtora. “Quando cheguei à vice-presidência me foi informado que [isso] era uma condição de funcionamento dentro desse cliente [Petrobras]. As condições eram essas e deveriam ser cumpridas essas rotinas”, explicou Eduardo Hermelino. Ele entregou à CPI dez depoimentos que prestou à Justiça no acordo de delação premiada. O empreiteiro disse que combinou o pagamento de propina com os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato Duque e também com o doleiro Alberto Youseff, apontado pelo Ministério Público como operador do esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras. 

Comente agora
26
Mai
Crianças entre 8 e 10 anos comem veneno de rato em escola
Postado por: Letícia Oliveira / 11:41h

Pelo menos 15 crianças entre 8 e 10 anos foram levadas nesta segunda-feira, 25, para um hospital após ingerir veneno de rato, conhecido como "chumbinho", em uma escola municipal de Avaré, sudoeste paulista. A substância - proibida no Brasil - foi levada por uma das crianças, que teria pensado se tratar de comida de peixe. Uma professora descobriu o acidente ao ver um aluno com o produto na mão. As crianças passaram por lavagem estomacal e foram tratadas com soro e solução de carvão ativado. Em seguida, foram liberadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comente agora
26
Mai
Lava Jato mantém grampos e delações em apuração do pré-sal
Postado por: Letícia Oliveira / 10:24h

A força-tarefa da Operação Lava Jato vai manter a estratégia de uso dos mecanismos especiais de investigação – como escutas e delações premiadas, sempre com autorização judicial – e da necessidade de prisões preventivas para interromper na Petrobras a possível prática de crimes, como cartel, corrupção e lavagem de dinheiro, em apurações envolvendo contratos do bilionário mercado do pré-sal. O empresário Ricardo Pessoa – o dono da UTC Engenharia, em processo de acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República – é peça central nas investigações dessa frente que mira contratos de plataformas, construção e afretamentos de navios e sondas de perfuração para exploração de petróleo do pré-sal.

Comente agora
26
Mai
Serra diz não ter ‘a menor dúvida’ de que o Brasil gostaria de mudar o governo
Postado por: Letícia Oliveira / 09:19h

O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou, na noite desta segunda-feira, 25, não ter “a menor dúvida” de que o Brasil gostaria de mudar o governo de Dilma Rousseff (PT) e avaliou que tudo estaria resolvido se o regime fosse parlamentarista no País. “Se nós estivéssemos no parlamentarismo, o governo teria caído há muito tempo. Estaria tudo resolvido, porque quando o governo vai mal, você troca”, disse.”O presidencialismo é muito rígido e a gente tem de trabalhar sempre com um olho nas instituições e outro na política. Eu entendo perfeitamente o sentimento desse pessoal que preferia não ter a Dilma”, completou, ao ser indagado sobre o pedido de impeachment da presidente a ser formalizado pelo Movimento Brasil Livre.

Comente agora
26
Mai
Petrobras reitera que buscará reaver prejuízos com Lava Jato
Postado por: Letícia Oliveira / 08:55h

A Petrobras informa que a Assembleia Geral Extraordinária, realizada na segunda-feira, 25, às 15 horas aprovou, por maioria, o Relatório da Administração e Demonstrações Contábeis, acompanhadas do Parecer do Conselho Fiscal, relativos ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2014. Em comunicado ao mercado, a empresa informa que a União Federal, ao votar o item único da assembleia, voto majoritário do conclave, aprovou o Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2014, acompanhadas do Parecer do Conselho Fiscal e do Parecer dos Auditores Independentes, com as ênfases consignadas no Parecer dos Auditores Independentes, bem como com o registro da Secretaria do Tesouro Nacional, no sentido de salientar eventuais efeitos que possam advir da divulgação de novas informações relativas à "Operação Lava-Jato" que modifiquem de forma relevante as premissas e estimativas utilizadas na elaboração das Demonstrações Contábeis.

Comente agora
26
Mai
Aécio tenta evitar polêmica com 'andarilhos' anti-Dilma
Postado por: Letícia Oliveira / 08:45h

Alvo recente de críticas e ironias do Movimento Brasil Livre, parlamentares do PSDB decidiram minimizar a marcha pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff organizada pelo grupo que deve chegar nesta quarta-feira, 27, ao Congresso Nacional. A ideia original dos líderes da oposição era inflar o movimento para criar um fato político. Mas a tese do impeachment perdeu força internamente no partido, que preferiu investir em na tentativa de abrir, antes, uma ação penal contra a presidente em razão das "pedaladas fiscais" (o atraso nos repasses de valores do Tesouro a bancos públicos para aumentar o superávit primário). Inconformados com a mudança de estratégia do PSDB, os ativistas passaram a chamar o senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido, de "traidor", em vídeos e mensagens nas redes sociais.

Comente agora
26
Mai
Corte no orçamento não comprometerá programas, diz ministro da Saúde
Postado por: Letícia Oliveira / 07:55h

O corte no orçamento do Governo Federal não vai comprometer os programas fundamentais do Ministério da Saúde, garantiu o ministro Arthur Chioro, nesta segunda-feira (25), ao participar da inauguração da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Arrozal, no município de Piraí, a 97 quilômetros do Rio de Janeiro. Do total de R$ 69,946 bilhões contingenciados pela União, os cortes no Ministério da Saúde chegaram a R$ 11,774 bilhões. "Os programas que são prioridade estão totalmente preservados. Isso (o corte no orçamento) não comprometerá o funcionamento do sistema", disse o ministro. Segundo Chioro, pela primeira vez nos últimos 14 anos, o Ministério contará com R$ 3 bilhões a mais do que a recomposição anual do orçamento, calculada com base nos gastos do ano anterior, somados à inflação e à variação nominal do PIB no período. "Será um ano difícil, naturalmente, porque é necessário um ajuste na economia. Mas nós daremos nossa contribuição sem afetar o atendimento, sem afetar qualquer prioridade", afirmou, citando como exemplos os programas Mais Médicos e Farmácia Popular, além do apoio às Santas Casas.

Comente agora
26
Mai
Corte de R$ 20 bilhões acirra ânimos no Congresso Nacional
Postado por: Letícia Oliveira / 07:52h

Parlamentares da bancada baiana, em Brasília, preveem para os próximos dias um acirramento maior nos ânimos do Congresso Nacional em relação ao governo Dilma Rousseff. A avaliação geral é de que o corte de R$ 20 bilhões em emendas propostas por deputados e senadores, determinado semana passada pela presidente, inviabiliza a maioria das votações de projetos de interesse do Executivo.“O relacionamento entre nós e o Planalto, que já não vinha muito bem por conta de medidas como alta de juros e restrição de direitos trabalhistas, vai piorar de agora em diante”, afirmou o deputado Félix Mendonça Jr (PDT). “Há casos de parlamentares que têm nas emendas um importante meio para atender seus redutos eleitorais no interior. No momento em que o governo contingencia esses recursos, as dificuldades que existiam tendem a se amplificar”, destacou o deputado Davidson Magalhães (PCdoB).

Comente agora
26
Mai
Plenário da Câmara deve começar a votar reforma política nesta terça-feira
Postado por: Letícia Oliveira / 07:18h

O texto da reforma política está previsto para ser votado nesta terça-feira (26) na Câmara dos Deputados. A proposta vai diretamente ao plenário, depois que líderes partidários decidiram nesta segunda (25) não votar o texto na comissão especial que analisou o tema na Casa. Segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a decisão de votar a matéria diretamente no plenário reflete um "sentimento da maioria dos líderes". Nesta segunda (25), ele afirmou que o relatório que seria votado na comissão especial, do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), estava "em dissonância" com a vontade da maioria dos parlamentares, o que, segundo ele, dificultava "regimentalmente" a aprovação do projeto. O próprio Cunha já havia criticado o relatório de Castro em outras ocasiões. Ele chegou a dizer que “preferível” que o texto não fosse votado do jeito que estava.

Comente agora
26
Mai
MPF lança campanha #CORRUPÇÃONÃO
Postado por: Letícia Oliveira / 07:14h

O Ministério Público Federal (MPF) lançou ontem (25) a campanha #CORRUPÇÃONÃO. A campanha visa a ampliar o debate sobre o combate à corrupção sobretudo nas mídias sociais, como Facebook e Twitter. Está no ar o hotsite oficial da campanha. O site explica que é preciso combater todas as formas de corrupção, desde as consideradas mais simples até as mais danosas à sociedade. “Chegou a hora de mostrar que não concordamos com nenhum tipo de corrupção. Não importa o tamanho, o autor ou a situação. O papel de quem — como nós — deseja um mundo mais justo é dizer ‘NÃO’ a qualquer ato corrupto. Seja furar uma fila, subornar um guarda ou desviar dinheiro público”, diz o site da campanha.

Comente agora
25
Mai
Aposta mínima da Mega-Sena fica mais cara; veja os valores
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 23:29h

No último domingo (24), a aposta mínima da Mega-Sena ficou mais cara. O preço, que antes era R$ 2,50, passou para R$ 3,50. Os valores da Lotofácil, da Quina, da Dupla-Sena, da Loteca e da Lotogol também aumentaram. O reajuste estava previsto pela Caixa Econômica Federal em portaria publicada no dia 29 de abril no Diário Oficial da União. Com a alta, as combinadas da Mega-Sena também sofreram alterações. Agora, apostas de sete números custam R$ 24,50, de oito números custam R$ 98, de nove números custam R$ 294, de dez números custam R$ 735, de onze números custam R$ 1.617, de doze números custam R$ 3.234, de treze números custam R$ 6.006, de catorze números custam R$ 10.510,50 e de quinze números custam R$ 17.517,50. Na Lotofácil, o preço passou para R$ 2. Na Quina, para R$ 1,50. Na Dupla-Sena, para R$ R$ 2. Na Loteca e na Lotogol, para R$ 1. Lotomania e Timemania não sofreram reajustes e continuam em R$ 1,50 e R$ 2, respecticamente.

Comente agora
25
Mai
Projeto preserva memória dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Postado por: Anacley Souza / 21:26h

A equipe do projeto ‘25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: pelo direito de construir outra história’ colheu depoimentos de crianças, adolescentes e militantes da Bahia, envolvidos na luta e mobilização pela garantia de direitos da infância e da juventude. O objetivo é preservar a memória do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Nordeste. O evento foi realizado nesta segunda-feira (25), na Igreja Pedras Vivas, no Rio Vermelho, e teve o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Iniciativa pioneira no País, a proposta é construir um acervo histórico sobre o cenário social da infância e adolescência, em todas as capitais do Nordeste, com base nos 25 anos do ECA. A partir dessa iniciativa, os idealizadores pretendem identificar aspectos que dificultam a operacionalidade do estatuto e assim fortalecer a rede de proteção e atendimento à infância e juventude.  Crianças e adolescentes, integrantes de projetos de defesa e garantia de direitos, contaram um pouco de suas histórias. A narrativa irá figurar nas páginas do livro, produto do projeto de 25 anos do ECA. Entre as propostas está o incentivo ao protagonismo juvenil. “Não poderíamos contar a história do ECA sem ouvir o seu público”, afirma o coordenador geral do projeto, Humberto Miranda.  Representantes do poder público participaram de um grupo focal com o objetivo de discutir os eixos e temáticas sobre os desafios e avanços das políticas de proteção integral à juventude. A pesquisa para levantar os dados, que tem patrocínio da Petrobras e do governo federal, é realizada pela Escola de Conselhos de Pernambuco.  

Comente agora
25
Mai
Conselheiro do TCE é encontrado morto dentro de casa no Rio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:54h

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE), Júlio Lambertson Rabello, foi encontrado morto em casa na manhã desta segunda-feira (25). O corpo foi encontrado com um ferimento de tiro na cabeça. A polícia recolheu a arma, fez a perícia no local, ouviu parentes e concluiu que ele se matou. Formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), o advogado Júlio Lambertson Rabello iniciou a vida pública em 1978, como assistente jurídico do Detran. Trabalhou também como procurador do Ministério Público. Em 2005, foi nomeado conselheiro do TCE. Amigos da família disseram que, na tarde de domingo, o conselheiro foi ao Maracanã para assistir ao jogo entre Fluminense e Corinthians. À noite, voltou pra casa, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, e depois foi encontrado morto. A delegacia do Catete (9ª DP) investiga o caso e espera o resultado dos laudos da perícia que foi feita no local para explicar como tudo aconteceu para concluir o inquérito. O corpo de Rabello está no Instituto Médico Legal (IML), no Centro. O velório será realizado na manhã desta terça-feira (26), no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária. A cremação será no início da tarde. (G1)

Comente agora
25
Mai
Um em cada três brasileiros já comprou produtos contrabandeados, diz pesquisa
Postado por: Samile Macedo / 15:44h

Um em cada três brasileiros admite já ter comprado produtos contrabandeados, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada hoje (25). Ao menos 40% dos entrevistados disseram saber reconhecer um produto ilegal. O estudo encomendado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco) ouviu 4 mil pessoas entre os dias 22 e 24 de abril. Para 53% dos consumidores, a maior vantagem de um produto contrabandeado é o menor preço. Esse percentual chega a 76% entre aqueles que assumem ter adquirido mercadoria não legalizada. No entanto, 37% dos entrevistados não veem nenhuma vantagem na compra de itens contrabandeados. A maioria (92%) acredita que a população deixaria de comprar produtos contrabandeados se os preços de venda legal fossem menores. Os produtos contrabandeados têm preços menores porque não pagam impostos na opinião de 89% dos consumidores. Para 87%, os valores mais baixos são possíveis porque esses itens não precisam se submeter às normas de fiscalização e 77% acreditam que os produtos têm qualidade inferior. (Agência Brasil)

Comente agora
25
Mai
Quina de São João começa a ser vendida hoje
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 11:32h

A Quina de São João foi criada no ano de 2011 como um sorteio especial da Quina, em comemoração àss Festas Junina. O sorteio ocorre dia 24 de junho. Como em todos os sorteios especiais, este também não acumula, ou seja, se não houver nenhum ganhador na faixa principal o prêmio é distribuído para as outras faixas de premiação. No ano de 2015 a Quina de São João realiza o seu 5º sorteio com o maior prêmio desde a sua criação. No primeiro concurso 2627 da loteria especial em 2011, 5 apostas acertaram as dezenas: 14 - 15 - 28 - 58 - 68, e levaram R$ 13.466.817,74 cada uma. Ainda 745 apostas fizeram a Quadra e receberam R$ 6.400,01, enquanto 59.722 apostadores acertaram o Terno e levaram R$ 114,05. O segundo sorteio, concurso 2925, ocorreu em 23 de junho de 2012 e distribuiu R$ 88.989.841,64. Na faixa principal 7 apostas levaram R$ 12.712.834,52 cada um, com os números: 02 - 04 - 27 - 36 - 51.

Comente agora
25
Mai
Projeto quer agilizar a destruição de produtos piratas
Postado por: Letícia Oliveira / 10:40h

Um dos projetos de lei que devem ser retomado pela bancada de defesa da propriedade intelectual e de combate à pirataria é o texto que altera o Código de Processo Penal para agilizar a destruição de produtos piratas apreendidos. Hoje, quem apreende piratas, como CDs e DVDs, precisa guardar todos os itens até o fim do processo judicial. Com esta regra, empresas e entidades que combatem a pirataria precisam custear enormes galpões para manter estes produtos guardados até que o Judiciário brasileiro decida sobre os casos. Pelo projeto, basta a guarda de uma amostra do que foi pirateado para dar prosseguimento ao processo. "Não há uma lógica jurídica para se exigir manutenção de milhares e até, em alguns casos, de milhões de provas que implicam custos mensais extremamente elevados, dezenas de milhares de reais por mês", afirma Ricardo Castanheira, diretor geral da MPA na América Latina (entidade que reúne os seis maiores estúdios de cinema hollywoodianos).

Comente agora
25
Mai
Brasil leva 11 anos para aprovar patentes
Postado por: Letícia Oliveira / 10:32h

O governo brasileiro demora, em média, 11 anos para aprovar uma patente. No setor de telecomunicações, por exemplo, a espera é ainda maior, de 14 anos. No ranking mundial de backlog - tempo de pedido de patente e emissão dela, o Brasil ocupa o 19º lugar, poucos passos à frente da Polônia, última colocada. A patente é uma espécie de proteção, que dá direito exclusivo por um longo período sobre um produto ou processo. Os países mais rápidos nesse processo são os Estados Unidos e a Coreia do Sul, mas os vizinhos sul americanos, como Colômbia e Peru, levam de dois a três anos. 

A situação se agravou com o sucateamento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia veiculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que concede e garante direitos de propriedade intelectual. Em 2003, o tempo médio era de 6 anos. Passou para 9 anos em 2008. Agora são 11. Atualmente, há 184 mil pedidos de patentes para serem avaliados por 192 examinadores (980 pedidos por examinador). Nos Estados Unidos, a relação é de 77 por examinador. O número de examinadores do INPI caiu. Em 2012, o INPI tinha 225. Cerca de 100 examinadores que passaram no concurso esperam ser chamados a trabalhar.

Comente agora
25
Mai
Morre Antonio Neiva, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores
Postado por: Letícia Oliveira / 09:48h

Antonio de Neiva Moreira Neto, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), morreu na manhã deste domingo (24) no Rio de Janeiro. Segundo nota divulgada pelo partido, ele estava internado com pneumonia e morreu depois do quadro se agravar para infecção generalizada. Neiva tinha 66 anos e iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, durante o regime militar. Militante da Ala Vermelha, uma ala dissidente do PCdoB, foi preso político e, posteriormente, dirigente do PT e da Força Socialista. Nos últimos anos, participou de campanhas eleitorais de candidatos petistas. Em nota, o PT lamentou a morte de "mais um guerreiro da luta dos trabalhadores, de um líder encantador e incansável, mas ficamos felizes com seu legado e com as sementes que ele plantou", diz a nota. Seu corpo foi cremado ontem. (Metro1)

Comente agora
25
Mai
Ex-líder da Telexfree é preso nos Estados Unidos
Postado por: Letícia Oliveira / 08:34h

O ex-líder da Telexfree, Sanderley Rodrigues Vasconcelos, foi preso nos Estados Unidos acusado de falsificar informações para permanecer no país. Segundo o Gazeta Online, a prisão de Sann, como é conhecido, foi decretada no dia 7 de maio após uma viagem dele a Israel e cumprida em 18 de maio. Fontes ligadas à investigação sugerem que a ação da imigração americana seja uma manobra feita em parceria com a Polícia Federal do Brasil para evitar que Sann continue a conduzir esquemas de pirâmide financeira. Ele é foragido da Justiça brasileira por comandar outro suposto esquema de pirâmide, a Ifreex, e em 2006 foi acusado de praticar o mesmo crime utilizando uma terceira empresa, a Foneclub, para causar prejuízos milionários em Massachusetts.

Comente agora
25
Mai
Luiz Edson Fachin é nomeado ministro do STF
Postado por: Letícia Oliveira / 08:20h

A presidente Dilma Rousseff nomeou o jurista Luiz Edson Fachin para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. O decreto de nomeação de Fachin está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25. Indicado por Dilma para a vaga, o advogado passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e foi aprovado em votação no plenário da Casa no dia 19 de maio. A posse de Fachin no cargo está marcada para o dia 16 de junho, às 16 horas, na sede do Supremo. No dia seguinte, Fachin participa da primeira sessão de julgamentos no na Corte, onde deve adotar o nome de Edson Fachin. Com informção do Estadão Conteúdo.

Comente agora
25
Mai
Ferramenta de localização de pessoas desaparecidas está abandonada
Postado por: Letícia Oliveira / 07:08h

A cada ano, em média 250 mil pessoas desaparecem no Brasil sem deixar rastro, sendo que 40 mil têm menos de 18 anos, segundo as estimativas oficiais. Ainda que esse seja um problema grave e os números altos, esse é um assunto que pouca atenção tem recebido do poder público. Segunda-feira (25) é Dia Internacional da Criança Desaparecida e uma das tentativas do governo para amenizar o problema ainda não emplacou. De acordo com o R7, o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, lançado em 2010, tinha como proposta montar um banco de dados seguro, para auxiliar na difusão de informações e no esclarecimento dos casos de desaparecimento. O portal lembra que essa ferramenta sofreu uma reformulação em 2013, mas a nova versão não se consolidou como referência na busca dos desaparecidos. Uma cas causas é  a baixa adesão: em setembro de 2013, eram apenas 305 casos cadastrados. Depois de quase dois anos, os inscritos não chegam aos 400.

Comente agora
24
Mai
Petrobras criou regra antipropina a 6 meses da Operação
Postado por: Letícia Oliveira / 16:24h

Envolvida em um esquema de corrupção que já resultou em prejuízo reconhecido de mais de R$ 6 bilhões, a Petrobrás adotou uma “cláusula antipropina” seis meses antes de a Polícia Federal e o Ministério Público Federal revelarem os primeiros resultados da investigação da Operação Lava Jato, em março de 2014. A medida, no entanto, não implica em rescisão contratual com quem desrespeitá-la. Em um dos contratos a que o Estado teve acesso, a estatal diz que a empresa contratada confirma não ter oferecido e se compromete a não oferecer “qualquer pagamento, presente, entretenimento, viagem, promessa ou outra vantagem” a indivíduos ou entidades ligadas ou não à administração pública, “inclusive partido político, membro de partido político, candidato a cargo eletivo”. Pelo contrato, a empresa se compromete ainda a informar “imediatamente” à Petrobrás sobre instauração e andamento de investigações, processos administrativos e judiciais para apuração de atos ilícitos.

Comente agora
24
Mai
Governo Dilma aposta em agenda positiva para contornar a crise
Postado por: Letícia Oliveira / 16:05h
Com quase seis meses do seu segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff se esforça para conquistar popularidade em meio à crise. Com o arrocho do ajuste fiscal, os escândalos da Operação Lava jato, o pessimismo econômico e o desemprego, o governo permanece envolvido em temas negativos. Para amenizar a crise, o Planalto coloca em ação para os próximos meses, um plano de medidas com agenda positiva, esperando que a situação melhore no decorrer do ano. O governo pretende reforçar a comunicação, colocar em prática o plano de concessões, dar incentivos às exportações e concluir a terceira fase do Minha Casa Minha Vida. Na agenda dos próximos meses também há compromissos internacionais, com visitas aos Estados Unidos e à Rússia. Na próxima segunda-feira (25) a presidente tem viagem marcada para a Cidade do México, ela está apostando na parceria com o setor privado e países dispostos a investir no Brasil para contornar os problemas da economia. (Metro1)
Comente agora
24
Mai
Após pouso forçado de aeronave, Angélica tem suspeita de fratura na bacia e Luciano Huck em uma vértebra
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:47h

A apresentadora Angélica tem suspeita de fratura na bacia e Luciano Huck em uma vértebra, de acordo com a diretora técnica da Santa Casa de Campo Grande, Priscila Alexandrino.O casal foi hospitalizado após o avião no qual viajavam em Mato Grosso do Sul fazer um pouso forçado neste domingo (24) em uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande. Ao todo, nove pessoas estavam na aeronave. Ninguém ficou ferido com gravidade. Segundo a diretora da Santa Casa, são aguardados os resultados de exames para avaliar o quadro do casal, dos três filhos e de duas babás. Apesar da suspeita de fraturas, o casal passa bem. Angélica e família voltavam de gravações do programa Estrelas no Pantanal de Mato Grosso do Sul

EXAMES NA SANTA CASA: Na Santa Casa, os três filhos do casal estão na ala pediátrica. Os dois meninos passaram por tomografia. Um deles reclama de dor de cabeça e teve ferimentos no rosto. Angélica chegou ao hospital em uma maca e Huck caminhando com dificuldades. Há suspeita de que a apresentadora tenha sofrido fratura na bacia e o marido, em uma das vértebras. As babás foram os passageiros que sofreram ferimentos de menor intensidade. Os feridos são atendidos profissionais da neurologia, cardiologia, clínica geral e pediatria. A pedido do casal, a Santa Casa avalia transferência para o hospital Albert Einstein, em São Paulo, situação que depende dos resultados dos exames. O copiloto Osmar Frattini, de 52 anos, foi socorrido por helicóptero da Força Aérea e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitário. Segundo a família, ele é piloto há 14 anos. (G1)

Comente agora
24
Mai
Mauro Ricardo deve deixar governo do Paraná em alguns dias
Postado por: Letícia Oliveira / 15:45h

O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, que o governador Beto Richa importou de Salvador, deve deixar o cargo nos próximos dias. Com a crise de popularidade e financeira que o Estado do Paraná vive, o secretário avisou ao governador que não mais ficará no cargo. Até mesmo porque o governo não tem mais como manter a proposta de reajuste em cinco por cento, como ele estipulou. De acordo com o Blog do Valdir Cruz, ou o governo sobe este índice ou desmancha-se. Com o decadência, já perdeu a maioria na Assembleia para votar o reajuste, e a greve dos professores e do funcionalismo em geral causa mais e mais desgaste a cada dia para os deputados e para o governador.

Comente agora
24
Mai
Casais se unem no primeiro casamento homoafetivo de PE
Postado por: Letícia Oliveira / 15:23h

O dia 23 de maio de 2015 entra para a história de oito casais que conseguiram oficializar a união. O primeiro casamento coletivo homoafetivo de Pernambuco foi realizado na tarde deste sábado, num dos principais pontos turísticos do Recife: O Forte das Cinco Pontas. O ato simbólico é uma conquista da comunidade LGBT, que luta por espaço e pelo fim do preconceito. “Além do reconhecimento civil, que é fundamental para a população LGBT, a gente tira essas relações da clandestinidade e dar a ela o reconhecimento estatal. Esse casamento é um ato simbólico, a consumação de um amor, a realização do sonho de uma vida a dois”, ressaltou Wellington Pastor, da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS). Cerca de 200 pessoas acompanharam a cerimônia, dentre elas dona Magdala Passos, mãe de Elton e sogra de Clayson. Em poucas palavras e sem conter a emoção, ela falou sobre o sentimento que a cerca neste dia. “Estou muito feliz com o casamento do meu filho. As pessoas finalmente estão abrindo os olhos e começando a enxergar que um casal homossexual é igual ao hetero, pois o que está em jogo é o amor e o respeito que um sente pelo outro”.

Comente agora
24
Mai
Não somos investigados na Lava Jato, diz Sete Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 14:33h

A Sete Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que não se considera como “empresa investigada pela Operação Lava Jato” e que, desde que foi deflagrado o caso, tem adotado as medidas internas. “Não há, até o momento, nenhuma acusação de existência de irregularidades ou existência de um ‘operador de propina’ nos contratos da Sete Brasil”, informa. “Como vem esclarecendo desde o início do ano, a Sete Brasil informa que o ex-presidente e o ex-diretor citados por delações premiadas divulgadas pela imprensa não são mais executivos da Sete Brasil desde início de 2014, quando houve mudança da presidência e de toda diretoria da empresa.” A atual direção da Sete Brasil informou que auditorias externas iniciadas depois de maio de 2014, feitas em todos os contratos, chegaram à conclusão de que eles “estavam dentro da legalidade e com preços praticados pelo mercado”.

Comente agora
24
Mai
Federação se desmancha e PV e SD não prometem mais apoio a Marta
Postado por: Letícia Oliveira / 14:28h

O PV e o Solidariedade, que já se afastaram do projeto de formar uma "federação de partidos" com PSB e PPS, já demonstram também que não pretendem se alinhar automaticamente para as eleições do ano que vem ou de 2018 - como queria o principal arquiteto dessa aliança, o presidente do PSB-SP e vice-governador Márcio França. Com a ameaça de uma reforma política que extermine os partidos pequenos, as duas legendas se afastaram do PSB e começam a pensar outros caminhos. Os presidentes nacionais do PV, José Luiz Penna, e do SD, Paulinho, disseram ao Broadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado, que não têm a intenção de apoiar a principal aposta do PSB/PPS (partidos que caminham para uma fusão) para o ano que vem: a candidatura de Marta Suplicy para a prefeitura paulistana. Penna disse que a prioridade do PV é ter candidatura própria e negou que o partido tenha se comprometido com uma aliança eleitoral. "Sempre tivemos a tese de candidatura própria", afirmou à reportagem.

Comente agora
24
Mai
Designer cria bandeira universal do planeta Terra
Postado por: Letícia Oliveira / 14:24h

O designer sueco Oskar Pernefeldt criou, como trabalho da Faculdade de Desing Beckmans em parceria com a agência BSmart, uma bandeira universal para a Terra. De fundo azul, ela traz sete círculos brancos entrelaçados. O símbolo formado no centro da bandeira remete à "flor da vida", símbolo presente desde a arte da Mesopotâmia, passando por desenhos islâmicos e o artesanato japonês clássico. A ideia é que ela seja usada em missões especiais, identificando a Terra na Lua ou, quem sabe, em Marte, de acordo com a revista Exame.

Comente agora
24
Mai
Votação de medidas provisórias mobiliza Senado
Postado por: Letícia Oliveira / 14:19h

O Senado deverá votar esta semana três medidas provisórias que tratam do ajuste fiscal do governo e que vencerão no dia 1º de junho. Uma delas, a MP 664, trata originalmente de mudanças nas regras para acesso dos trabalhadores à pensão por morte. No entanto, as principais discussões sobre a medida mudaram de foco depois que a Câmara dos Deputados incluiu nela uma emenda que altera o cálculo para o fator previdenciário. Atualmente, o fator incide para reduzir as aposentadorias pagas pela Previdência Social quando as pessoas param de trabalhar antes da idade prevista – 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. Mesmo que já tenham cumprido o tempo mínimo de contribuição de 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres, se não tiver atingido a idade, o benefício é reduzido. A emenda estabelecida pela Câmara determina que seja aplicado um novo cálculo, no qual a soma da idade com o tempo de contribuição deverá ser de 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens.

Comente agora
24
Mai
Brasil precisa de 64 mil bibliotecas até 2020 para cumprir meta
Postado por: Letícia Oliveira / 11:55h

O Brasil precisa construir mais de 64,3 mil bibliotecas em escolas públicas até 2020 para cumprir a meta de universalizar esses espaços, prevista na Lei 12.244. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado, tanto na rede pública quanto privada. A cinco anos do fim do prazo, 53% das 120,5 mil escolas públicas do país não têm biblioteca ou sala de leitura. A contar de hoje, seria necessário levantar e equipar mais de 1 mil bibliotecas por mês para cumprir a lei. O levantamento foi feito pelo portal Qedu, da Fundação Lemann, a pedido da Agência Brasil, com base em dados do Censo Escolar 2014 – levantamento anual feito em todas as escolas do país. Esses são os últimos números disponíveis e trazem informações tanto de instituições de ensino fundamental quanto de ensino médio. Os dados mostram grande disparidade regional na oferta de bibliotecas escolares. Enquanto na Região Sul 77,6% das escolas públicas têm biblioteca, na Norte apenas 26,7% das escolas têm o equipamento e na Nordeste, 30,4%. No Sudeste, esse índice é 71,1% e no Centro-Oeste, 63,6%.

Comente agora
24
Mai
Dilma tem plano B para fracasso de MPs
Postado por: Letícia Oliveira / 11:50h

O assunto é negado no Palácio do Planalto e na equipe econômica, mas o governo Dilma Rousseff já começa a preparar um ingrato plano B caso as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que fazem parte do ajuste fiscal, não sejam aprovadas nesta semana pelo Senado Federal. Faltam 8 dias para essas MPs perderem a validade. Com as medidas provisórias, o governo espera poupar quase R$ 14 bilhões em gastos públicos com programas como seguro-desemprego e pensões por morte neste ano. Sem elas, o governo terá que buscar alternativas para encontrar os mesmos R$ 14 bilhões e se aproximar da meta fiscal. O plano B ainda não foi tratado em nenhuma reunião de negociação política envolvendo o vice-presidente Michel Temer e líderes no Congresso Nacional. O objetivo é justamente, segundo um auxiliar presidencial, não passar a impressão de que o governo deixou de contar com a aprovação das MPs no Senado. O governo está fazendo “todo o possível”, cedendo aos apelos dos parlamentares, mas quer se preparar para o que considera o pior cenário. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, prepara mais elevações de impostos.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com