Voz


PodCast



Enquete





Blog

Brasil

Geddel dirá que dinheiro de ‘bunker’ era de todo PMDB, afirma coluna

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/11 19:09h
Geddel dirá que dinheiro de ‘bunker’ era de todo PMDB, afirma coluna

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) já tem estratégia para se livrar da acusação sobre o bunker de R$ 51 milhões apreendido pela Polícia Federal em Salvador. Segundo Lauro Jardim, de O Globo, o baiano dirá que dinheirama não era só dele, mas de todo partido.

Comente agora

Temer fechou reforma; Imbassahy pode assumir Direitos Humanos

Brasil  Postado por Willyam Reis - 19/11 18:01h
Temer fechou reforma; Imbassahy pode assumir Direitos Humanos

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

O presidente Michel Temer fechou neste fim de semana as mudanças que fará no ministeriado, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. Com as alterações, o titular da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), poderá assumir a Secretaria de Direitos Humanos em substituição a Luislinda Valois (PSDB-BA). Após conversas com aliados na última semana, Temer decidiu por alocar o deputado federal Alexandre Baldy (GO) para o Ministério das Cidades no lugar de Bruno Araújo, que pediu demissão na semana passada. Baldy é aprovado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem o peemedebista se reuniu no último sábado (18). Atualmente, o parlamentar é filiado ao Podemos, mas ele decidiu sair do partido em agosto e está de malas prontas para entrar no PP. Com isso, o “centrão”, que reivindica mais espaço no governo, deve ser contemplado, em troca de votos para apoiar a reforma da Previdência. Para o posto hoje ocupado por Imbassahy deve ser nomeado ex-ministro de Transportes João Henrique de Almeida Sousa, presidente do Conselho Nacional do Sesi.

Comente agora

Piauí: Menino de 5 anos tem dedo amputado em escada rolante de shopping

Brasil  Postado por Willyam Reis - 19/11 16:05h
Piauí: Menino de 5 anos tem dedo amputado em escada rolante de shopping

Um menino de 5 anos teve o dedo mínimo do pé direito amputado em um acidente ocorrido neste sábado (18) em uma escada rolante do shopping Rio Poty, na zona norte de Teresina (PI). Segundo informações do portal G1, o pai da criança relatou que o sapato do garoto tinha pequenas reentrâncias no solado que prenderam na escada. “A gente já estava indo embora, descendo para o segundo piso, quando o sapato dele, daquele tipo Crocs, prendeu e meu filho perdeu o dedinho. Foi mesmo uma fatalidade. Depois eu soube que esse sapato tem umas partes embaixo que prendem na abertura da escada rolante. Ele está bem agora, só sentindo muita dor ainda”, explicou o pai, Anfrísio Alves de Araújo. O menino foi socorrido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ele deu entrada por volta das 17h e passou por uma cirurgia, recebendo alta na manhã deste domingo (10h40). O shopping se manifestou sobre o caso em nota. “Na tarde deste sábado, dia 18 de novembro, uma criança acompanhada de seus pais sofreu um acidente na escada rolante.

Comente agora

Alvaro Dias elogia Lava Jato e lança pré-candidatura à Presidência

Brasil  Postado por Willyam Reis - 19/11 15:36h
Alvaro Dias elogia Lava Jato e lança pré-candidatura à Presidência

Discursando contra os partidos políticos -que definiu como atores de um "quadro deteriorado", que "mergulhou pais num oceano de dificuldades-, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) divulgou, neste domingo (19), a sua pré-candidatura à Presidência em 2018. Dias participou de um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo, promovido pela juventude de seu partido. Elogiou as ações de combate à corrupção do Ministério Público, da Justiça e da Polícia Federal. Citou dois "ícones da Justiça": os juízes da lava Jato Sergio Moro e Marcelo Bretas). "Ou [os políticos] mudamos, ou seremos atropelados por esse sentimento irresistível", afirmou. "Organizações criminosas", "lavanderias do dinheiro público", "filhos do Petrolão" e "sanguessugas" foram alguns dos termos que o senador usou para se referir à classe política.

Comente agora

Bolsonaro cogita chapa com Magno Malta na vice para Presidência, diz colunista

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/11 12:01h
Bolsonaro cogita chapa com Magno Malta na vice para Presidência, diz colunista

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) considera a possibilidade de compor chapa com o senador Magno Malta (PR-ES) na vice. A informação foi publicada pela coluna Radar Online, de Veja. Evangélico, Malta se envolveu em polêmica recentemente por levar ao plenário do Senado um homem acusado de pedofilia, algemado e com uniforme de detento. O homem, que aindanão foi julgado, não estrava com advogado e chorou no interrogatório. Por causa disso, o Senado considera encerrar a CPI dos Maus-tratos contra Crianças e Adolescentes, presidida por Magno. Considera-se que Malta está passando dos limites. Malta também havia imposto depoimento compulsório do artista Wagner Schwartz, que se apresentou nu no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na última terça-feira (14), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vetou a condução coercitiva. 

Comente agora

Frentista é morto por cliente após 'demora no atendimento'

Brasil  Postado por Willyam Reis - 19/11 10:14h
Frentista é morto por cliente após 'demora no atendimento'

Um cliente de um posto de combustíveis de Lindoeste, no oeste do Paraná, matou o frentista do estabelecimento a facadas na noite de sexta-feira (17), após uma discussão. A vítima tinha 28 anos. De acordo com informações repassadas pela Polícia ao portal G1, o motorista reclamou da demora no atendimento e acabou discutindo com o frentista. O cliente foi em casa e voltou com uma faca, com a qual atingiu a vítima. O frentista chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A última atualização nas informações, na manhã deste sábado (18), o assassino ainda não havia sido preso. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Gilmar Mendes pede mudança no horário de verão de 2018

Brasil  Postado por Willyam Reis - 19/11 09:58h
Gilmar Mendes pede mudança no horário de verão de 2018

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, entregou ofício ao presidente Michel Temer pedindo alteração no horário de verão do próximo ano. A ideia é que a alteração nos relógios ocorra somente após o segundo turno das eleições, que acontece no último domingo de outubro. Normalmente, o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro. Em 2018, iria de 21 de outubro a 17 de fevereiro, depois do Carnaval. Portanto, caso o pedido seja acatado, o horário de verão seria mais curto no próximo ano. O Código Eleitoral determina dia e hora em que as eleições ordinárias devem ocorrer. "O primeiro turno deve ser das 8h às 17h do primeiro domingo do mês de outubro (dia 7), e o segundo turno, no mesmo horário do último domingo do mesmo mês (dia 28)", diz o texto. Como o país tem quatro fusos horários, o início da votação não ocorre de forma simultânea em todo o território. De acordo com o jornal O Dia, o TSE afirma que "a razão do pedido é garantir que os diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança de ponteiros nos meses de verão no Centro-Sul do país, não causem atrasos na divulgação do resultado das eleições". (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Temer é o presidente que mais edita medidas provisórias, desde FHC, diz levantamento

Brasil  Postado por Willyam Reis - 19/11 08:53h
Temer é o presidente que mais edita medidas provisórias, desde FHC, diz levantamento

Foto: Lula Marques/ AGPT

Michel Temer é o presidente da República que, proporcionalmente ao tempo de governo, mais editou medidas provisórias (MPs) desde o ano de 1995, quando começou o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso. Os dados foram mostrados por um levantamento da Câmara dos Deputados e divulgado pelo portal G1. De acordo com a pesquisa, depois da Constituição de 1988, só os ex-presidentes José Sarney e Itamar Franco usaram o recurso mais vezes que Temer. O peemedebista editou 83 MPs – em média, uma a cada 6,5 dias de governo. Itamar Franco fez em média uma MP a cada 5,7 dias e Sarney, uma a cada 5,8 dias. Em um comparativo, a petista Dilma Rousseff editou, em média, uma MP a cada 9,1 dias. Já Itamar Franco – que substituiu Fernando Collor, também após processo de impeachment – encaminhou ao Congresso, em média, uma MP a cada 5,7 dias, número próximo ao do governo de José Sarney (uma a cada 5,8 dias). Segundo o levantamento, eles são os ex-presidentes que mais utilizaram esse instrumento desde a Constituição de 1988. Luiz Inácio Lula da Silva editou, em média, uma MP a cada 6,8 dias e Fernando Henrique Cardoso, uma a cada 7,8 dias.

Comente agora

Ação no STF pode permitir que Congresso institua o semipresidencialismo no Brasil

Brasil  Postado por Willyam Reis - 19/11 08:24h
Ação no STF pode permitir que Congresso institua o semipresidencialismo no Brasil

Uma ação que espera por julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) pode permitir que o Congresso Nacional instale o semipresidencialismo no Brasil. Na última terça-feira (14), o ministro Alexandre de Moraes pediu que fosse incluída na pauta de julgamentos ym mandado de segurança que questiona se o Congresso poderia mudar o sistema de governo mesmo depois de rejeição do parlamentarismo no plebiscito de 1993. A ação está na corte desde 1997, de autoria de partidos que questionaram a tentativa de aprovação de uma emenda constitucional que institui o sistema. De acordo com a coluna Painel, da Folha, se o Supremo decidir que a possibilidade de emenda contraria a Constituição, qualquer iniciativa desse tipo deverá ser descartada. Se o tribunal entender o contrário, será aberta uma brecha para a articulação que o presidente Michel Temer tem discutido com seus aliados. O peemedebista já até conversou sobre o assunto com o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Diretor-geral da PF revela data para fim da operação Lava Jato

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/11 00:10h
Diretor-geral da PF revela data para fim da operação Lava Jato

Odiretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, revelou que as investigações da Operação Lava Jato têm data para acabar. "Queremos concluir antes do início do processo eleitoral. Vamos botar o número de policiais que for necessário para passar isso a limpo neste prazo", disse Segovia em entrevista ao jornal O Globo. Segovia reuniu-se com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, nesta semana e afirmou que a PF estuda realocar delegados para auxiliar nos processos que tramitam na corte. Os inquéritos e ações que estão no Supremo envolvem políticos com foro privilegiado, como senadores e deputados federais. Hoje, a PF tem 15 delegados atuando em 153 inquéritos no STF — boa parte deles abertos pela delação da Odebrecht. Indicado por Michel Temer (PMDB) no dia 8 de novembro, o novo diretor da PF chegou ao cargo para substituir Leandro Daiello, que estava no posto desde 2011. Sua indicação foi chancelada por políticos investigados pela Lava Jato, como o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Até mesmo dentro da Polícia Federal sua escolha foi questionada. A Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) publicou uma nota criticando o processo de seleção e classificou a atitude como um movimento político. Com informações da Sputnik News. 

Comente agora

Mega-Sena acumula de novo e prêmio vai a R$ 50 milhões

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 23:30h
 Mega-Sena acumula de novo e prêmio vai a R$ 50 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.989 da Mega-Sena, que ocorreu na noite deste sábado (20) em Amparo (SP). O prêmio acumulou. Veja as dezenas sorteadas: 15 - 22 - 30 - 32 - 40 - 58. A quina teve 47 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 56.106,95. Outras 3.280 apostas faturaram a quadra; cada uma ganhará R$ 1.148,53. O próximo concurso (1.990) será na quarta-feira (22). O prêmio previsto é de R$ 50 milhões.

Comente agora

'Povo não tem que pagar Imposto de Renda sobre salário', diz Lula

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 18:03h
'Povo não tem que pagar Imposto de Renda sobre salário', diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência, disse neste sábado, 18, em Diadema, região do ABC, que "salário não é renda" e, portanto, o "povo" não deve pagar Imposto de Renda sobre seus vencimentos. Para o petista, a tributação deve recair sobre os "ricos". "Salário não é renda, portanto o povo não tem que pagar Imposto de Renda sobre salário. Quem tem que pagar Imposto de Renda é rico", disse o ex-presidente no início da tarde deste sábado. Lula não entrou em detalhes sobre a proposta, mas citou como exemplos categorias profissionais que conseguem negociar aumentos salariais, mas viram alvo da Receita. "Os coitados dos metalúrgicos, químicos, gráficos, fazem um acordo para receber um aumento de salário e, quando vem o aumento, a Fazenda leva tudo", disse o petista. O ex-presidente fez o comentário imediatamente depois de prometer revogar feitos da gestão Michel Temer como a mudança do modelo de concessão do pré-sal. "Eu vou voltar e se eu ganhar a gente vai revogar tudo isso", disse Lula que também não especificou quais atos da atual administração pretende revogar.

Comente agora

Governo crê em inflação de 3,2% em 2017 e melhora previsão de salários

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 17:27h
Governo crê em inflação de 3,2% em 2017 e melhora previsão de salários

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão revisou de 3,5% para 3,2% o patamar previsto para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que mede a inflação oficial do Brasil. Os dados constam do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do quarto bimestre, um documento divulgado a cada dois meses e que serve para acompanhar o comportamento das contas públicas. Nesse relatório, foram liberados R$ 7,51 bilhões do orçamento federal. Com isso, a estimativa do governo fica em linha com as previsões traçadas por especialistas, que apontam para uma inflação em 3,09% em 2017. Um dos grandes destaques econômicos, a inflação neste ano caiu de forma surpreendente diante das reformas econômicas aplicadas pelo Governo do Brasil, assim como a previsão de supersafra recorde, o que levou ao barateamento dos alimentos. Hoje, a inflação está em 2,70%, ante um patamar de 9,32% registrada em maio do ano passado.

Comente agora

Geddel orientou destruição de documentos durante prisão domiciliar, diz ex-assessor

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 17:20h
Geddel orientou destruição de documentos durante prisão domiciliar, diz ex-assessor

O ex-ministro Geddel Vieira Lima orientou a realização de destruição de provas durante período em que esteve em prisão domiciliar. A informação foi prestada pelo ex-assessor parlamentar do irmão de Geddel, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Job Ribeiro Brandão. À Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República (PGR) ele disse que "auxiliou na destruição de anotações, agendas e documentos" a pedido de Geddel, Lúcio e da mãe dos dois.

Os documentos, segundo ele, foram colocados em sacos de lixo e descartados e uma parte foi picotada e jogada na descarga do vaso sanitário. Geddel ficou em prisão domiciliar entre julho e setembro, depois de ser liberado por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Em 8 de setembro, no entanto, ele voltou a ser preso depois de a PF descobrir umendereço em Salvador com o equivalente a R$ 51 milhões em dinheiro em espécie, ligados ao ex-ministro segundo as investigações.

Comente agora

Lula garante que, se eleito, consultará população sobre reformas

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 16:48h
Lula garante que, se eleito, consultará população sobre reformas

O ex-presidente Lula declarou que se eleito fará consultas a população sobre as reformas. A afirmação foi feita ao jornal francês "Le Monde", na edição deste sábado (18). "Se eu vencer as eleições, farei um referendo para perguntar a população sobre sua opinião. E o assunto será debatido no Congresso", afirmou o ex-presidente. Questionado sobre a política de Temer, Lula diz que "isso não é política". "Ele não constrói nada. Esse governo reprisa 'O Exterminador do Futuro 1 e 2'. Ele destrói. Ele reduz o investimento em educação, aquilo que há de mais sagrado, em ciência e tecnologia, e se desfaz do patrimônio público", acrescentou Lula. Na publicação, porém, Lula não afirmou que sairá candidato nas eleições de 2018.

Comente agora

Dnit e Exército iniciam quarta etapa de pesquisa sobre rodovias brasileiras

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 16:19h
Dnit e Exército iniciam quarta etapa de pesquisa sobre rodovias brasileiras

O que fazer para melhorar as condições de tráfego das estradas brasileiras? Para ajudar na formulação de repostas a essa pergunta, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em parceria com o Comando de Operações Terrestres do Exército (Coter) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciou neste sábado (18) a quarta etapa de pesquisa nas principais rodovias federais do pais. O levantamento vai até a próxima sexta-feira (24).

A Pesquisa de Origem e Destino, incluída no Plano Nacional de Contagem de Trafego (PNCT), vai coletar elementos que permitam a elaboração de um diagnóstico das estradas, com base no qual será possível desenvolver as soluções para os problemas identificados.O PNCT, originalmente criado em 1975 para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, foi interrompido em 2001 por contingenciamento de recursos e retomado apenas em 2013  por meio de cooperação técnica firmada com o Exército Brasileiro para o serviço de contagem de tráfego em pontos específicos da malha rodoviária federal.

Comente agora

Um ano após decreto, país reutiliza menos de 200 armas das mais de 135 mil apreendidas

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/11 16:15h
Um ano após decreto, país reutiliza menos de 200 armas das mais de 135 mil apreendidas

Após quase um ano do decreto que abriu a possibilidade de armas apreendidas serem reutilizadas por forças de segurança do país, um levantamento do G1 aponta que menos de 200 armamentos se enquadraram na nova legislação e deixaram de ser destruídos para encontrar novo uso na mão de policiais e de integrantes das Forças Armadas. No mesmo período, mais de 135 mil armas foram inutilizadas e destruídas. Antes do decreto de número 8.938, de 21 de dezembro de 2016, todas as armas apreendidas em crimes e operações policiais e as entregues pela população na Campanha do Desarmamento precisavam ser destruídas. Com o decreto, fuzis e metralhadoras em boas condições podem agora ser doados para órgãos de segurança pública.

Comente agora

Ministro do Esporte, filho de Jorge Picciani, ‘some’ após prisão do clã

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 15:26h
Ministro do Esporte, filho de Jorge Picciani, ‘some’ após prisão do clã

Leonardo Picciani (PMDB-RJ), gestor da pasta federal de Esporte, abandonou, nesta semana, a agenda de gabinete, em Brasília, para prestar apoio à família depois que o pai, Jorge, e o irmão, Felipe, foram presos – decisão revogada mais tarde pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O ministro passou a semana na capital carioca, com o intuito de prestar apoio à família e acompanhar de perto o desdobramento da Operação Cadeia Velha, que atingiu seu clã, além da cúpula do PMDB fluminense. Picciani não foi visto em Brasília nesta semana. A última aparição pública foi ao lado do presidente Michel Temer, na segunda-feira passada, em evento de lançamento de um programa existencial de ações sociais voltadas por comunidades carentes, que sofreram intervenção violenta das forças de segurança do Rio. O chefe do Esporte cancelou compromissos e não abriu agenda. A assessoria não divulgou nenhuma atividade do ministro. No Palácio do Planalto, o que se ouve são rumores de que Picciani possa deixar o cargo, forçadamente, na reforma ministerial prometida por Temer. (Bahia.Ba)

Comente agora

Temer se reúne para articular votos para a reforma da Previdência

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 15:15h
Temer se reúne para articular votos para a reforma da Previdência

Foto: Beto Barata/PR

Para garantir os votos da base necessários para aprovação da reforma da Previdência, o presidente Michel Temer deve  se reunir com ministros e aliados no próximo domingo (19). Ele deve analisar planilhas com as composições das bancadas na Câmara para continuar articulação. Inicialmente o foco é o PSDB. Temer deve decider sobre trocas no alto escalão da equipe do Governo. Para a aprovação do regime de aposentadoria até dezembro, o Palácio do Planalto  inclusive negocia troca de cargos nos ministérios para quem votar a favor. Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, e o deputado Beto Mansur (PRB-SP), um dos vice-líderes da Câmara, levarão as planilhas com as informações ao presidente. Serão levantados os posicionamentos de cada parlamentar em relação as votações importantes, como na denúncia da Procuradoria Geral da República contra Temer.

Comente agora

Mega-Sena: novo sorteio neste sábado pode pagar prêmio de R$ 33 milhões

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 14:56h
Mega-Sena: novo sorteio neste sábado pode pagar prêmio de R$ 33 milhões

Um novo sorteio da Mega-Sena vai ser realizado neste sábado (18), em Amparo, São Paulo. O prêmio agora é de R$ 33 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas. O sorteio do concurso 1.989 vai ser iniciado às 20h (horário de Brasília). As dezenas sorteadas na última quinta-feira (16) foram: 05 - 10 - 39 - 42 - 46 - 54. Segundo a Caixa Econômica Federal, neste sorteio foram 87 ganhadores na Quina. Cada um levou R$ 29.177,91. Já na Quadra, 5.711 apostadores ganharam R$ 634,98, cada. A Caixa ressaltou ainda que, a probabilidade de ganhar varia com o número de dezenas jogadas e o tipo de aposta realizada. Com uma aposta mínima de R$ 3,50, por exemplo, a probabilidade de levar o prêmio é de 1 em 50.063.860. Já para uma aposta com 15 dezenas, que é o máximo permitido, com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de ficar milionário é de 1 em 10.003. Os jogos podem ser feitos em qualquer lotérica do país até às 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. (Metro1)

Comente agora

Papa nomeia arcebispo do DF como relator de assembleia no Vaticano

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 14:37h
Papa nomeia arcebispo do DF como relator de assembleia no Vaticano

O papa Francisco nomeou neste sábado (18) o arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Sérgio Rocha, como relator geral do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em 2018 no Vaticano. A Santa Sé ainda anunciou que o líder da Igreja Católica nomeou como secretários especiais do Sínodo Ordinário os sacerdotes Giacomo Costa e Rossano Sala. A principal função do arcebispo brasileiro será de introduzir e sintetizar os assuntos abordados pelos bispos durante a reunião. A 15ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos acontecerá entre os dias 3 e 28 de outubro do próximo ano e terá como tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional". De acordo com o documento preparatório divulgado no início do ano, o objetivo é se ocupar dos problemas dos jovens e buscar adequar sua linguagem e o uso das novas tecnologias para se aproximar deles.

Comente agora

No cargo há dois meses, Dodge dedicou metade das suas ações à Lava Jato

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 14:30h
No cargo há dois meses, Dodge dedicou metade das suas ações à Lava Jato

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, no cargo há dois meses, dedicou quase metade de seus atos a investigações da Operação Lava Jato. De acordo com a Folha de S. Paulo, de 18 de setembro, data em que Dodge assumiu, até a tarde desta sexta-feira (17), a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou 760 manifestações ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), das quais 360 (47,4%) têm relação com a operação de combate à corrupção. Nesse período, Dodge ofereceu ao STF três denúncias, nenhuma ligada à Operação Lava Jato. Os alvos foram a deputada Shéridan (PSDB-RR, acusada de compra de votos), o deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ) junto com o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (acusados de fazer carreata no dia da eleição) e o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Admar Gonzaga (acusado de agredir a mulher). (BN)

Comente agora

Arthur Maia só apresentará nova reforma da Previdência após troca de ministros

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 13:36h
Arthur Maia só apresentará nova reforma da Previdência após troca de ministros

O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), impôs que só vai apresentar um novo texto para a proposta, mesmo que seja apenas com a idade mínima para aposentadorias, após a reforma ministerial. De acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, Maia prevê que, sem a dança das cadeiras, a votação das mudanças ficará para abril, quando os ministros-candidatos têm de deixar o cargo.  “Sem reforma ministerial, não vejo como andar nada. Está nas mãos do presidente”, afirmou. E, ainda segundo a publicação, o panorama não é nada para o governo quando o assunto é número de votos para aprovar a reforma. O deputado Beto Mansur vai entregar ao presidente Michel Temer, no domingo, uma planilha que mostra que não chega a 100 a quantidade de votos na base aliada. Com isso, a falta de votos tem estimulado o governo cada vez mais a deixar a reforma ministerial para depois da votação da Previdência. O governo só contemplaria com cargos na Esplanada os partidos que efetivamente entregarem os votos das bancadas. (BN)

Comente agora

Picciani conversou com Cabral e reclama da prisão: ‘Sistema carcerário é muito degradante’

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 11:39h
Picciani conversou com Cabral e reclama da prisão: ‘Sistema carcerário é muito degradante’

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, falou sobre o dia em que ficou preso na Cadeia Pública de Benfica, por decisão tomada na quinta-feira (16) Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Apesar de ter tido a prisão revogada no dia seguinte pela Alerj (veja aqui), Picciani revelou que não teve uma boa estadia na cadeia. “Eu não posso dizer que foi tudo bem. Não é uma situação agradável. É muito triste. O sistema carcerário é muito degradante”, desabafou Picciani, em entrevista ao jornal O Globo. De acordo com a publicação, o parlamentar, de 62 anos, dividiu a cela com mais cinco presos, conversou com o ex-governador Sérgio Cabral e saboreou o cardápio do dia: arroz, macarrão, feijão, uma porção de proteína (carne, frago ou peixe); salada, fruta ou doce de sobremesa, além de refresco. “Eu nunca tinha sido preso e só quem já foi sabe como é. A prisão não é uma situação confortável, mas eu fiquei com dignidade. Fui tratado com respeito pelos funcionários, que foram duros, mas serenos no cumprimento de suas funções. Me trataram com todo respeito, sem nenhum privilégio”, afirmou. Ele contou também como foi seu encontro com Cabral. Os dois ficaram na mesma galeria.

Comente agora

Ministério da Transparência cobra avaliação do Inovar-Auto

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/11 07:41h
Ministério da Transparência cobra avaliação do Inovar-Auto

O governo enfrentará resistência dos órgãos de controle caso lance um novo programa de estímulo à indústria automotiva. Relatório interno produzido pelo Ministério da Transparência critica a formulação de uma nova política sem que os resultados do Inovar-Auto sejam comprovados. A reportagem teve acesso ao documento. Entre março e junho deste ano, a Transparência analisou informações sobre o monitoramento feito pelo governo sobre o Inovar-Auto, programa que será encerrado no final deste ano. Uma das constatações dos técnicos é que o grupo de trabalho que faria essa análise só se reuniu em junho deste ano, a poucos meses do fim do programa. Além disso, estudo encomendado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento) em 2016 tampouco obteve uma resposta. A falta de avaliação, afirma o relatório, "impossibilita a oportuna realimentação do processo de formulação do arcabouço normativo do novo ciclo de política automotiva, com início previsto para 2018". A secretário do MDIC Igor Calvet admite que as avaliações de impacto não foram feitas, mas defende que essas análises sejam realizadas após a vigência do programa. Para ele, os impactos do Inovar-Auto serão avaliados no primeiro semestre de 2018.

Comente agora

Caixa e BB iniciam nesta sexta pagamento do PIS/Pasep para aposentados

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 23:54h
Caixa e BB iniciam nesta sexta pagamento do PIS/Pasep para aposentados

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começam a pagar nesta sexta-feira (17) os recursos do PIS/Pasep para cotistas aposentados. De acordo com o G1, deverão ser beneficiadas 1,233 milhão de pessoas, totalizando R$ 1,791 bilhão a serem pagos pelo PIS. No Pasep, cerca de 150 mil pessoas, entre servidores aposentados, militares reformados ou da reserva, estão entre os beneficiários. A soma das cotas chega a R$ 300 mihlões. Este é o segundo lote do total de R$ 15,9 bilhões que deverão ser liberados para aproximadamente oito milhões de pessoas. A maior parte do primeiro lote, aberto em outubro, não foi sacada: apenas R$ 764 milhões foram pagos, tendo mais de R$ 9 bilhões disponíveis. O terceiro lote começará a ser pago em 14 de dezembro para as mulheres a partir de 62 anos e para os homens a partir de 65 anos. O PIS é pago por meio da Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. 

Comente agora

Cinco apostadores levam quase R$ 300 mil cada na Lotofácil

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/11 21:58h
Cinco apostadores levam quase R$ 300 mil cada na Lotofácil

Cinco apostadores dividiram o prêmio principal do concurso 1.587 da Lotofácil. O próximo concurso deverá premiar em R$ 1,7 milhão segundo a Caixa Econômica Federal. Os números sorteados nesta sexta-feira (17), em Amparo (SP), foram: 02, 03, 05, 07, 08, 11, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 25. Veja o rateio:


15 acertos - 5 apostas ganhadoras, R$ 295.750,66

14 acertos - 383 apostas ganhadoras, R$ 1.697,13

13 acertos - 12.492 apostas ganhadoras, R$ 20,00

12 acertos - 146.160 apostas ganhadoras, R$ 8,00

11 acertos - 760.720 apostas ganhadoras, R$ 4,00

Comente agora

Apenas sete Estados tiveram queda no desemprego no terceiro trimestre

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/11 20:30h
Apenas sete Estados tiveram queda no desemprego no terceiro trimestre

A redução da taxa de desemprego no terceiro trimestre foi menos disseminada pelo país do que a verificada nos três meses anteriores, quando teve início uma reversão na tendência de no fechamento de vagas no país. Apenas sete Estados experimentaram redução expressiva na taxa de desemprego no trimestre encerrado em setembro -os outros registraram estabilidade pelos critérios do IBGE, que busca não valorizar cortes ou aumentos modesto, que podem ser um movimento apenas pontual. No período, a taxa de desemprego foi de 12,4%, ante 13% no segundo trimestre, quando 11 Estados apresentaram queda significativa no indicador. No terceiro trimestre, as quedas foram observadas em Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Roraima e Rio. Em São Paulo, a taxa de desemprego ficou em 13,2%, acima da média nacional. De acordo com o IBGE, a maior taxa de desemprego entre os Estados continuou a ser a de Pernambuco: 17,9%. Já a menor, de 6,7%, foi verificada em Santa Catarina. O Nordeste tem a maior taxa do país, 14,8%, quase o dobro da obtida pelo Sul, 7,9%, que é a menor.

Comente agora

Com bolo, espumante e cartazes grupo comemora um ano da prisão de Sérgio Cabral

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 20:06h
Com bolo, espumante e cartazes grupo comemora um ano da prisão de Sérgio Cabral

Um grupo bombeiros realizou um ato, nesta sexta-feira (17), em frente a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, no Rio de Janeiro, para "comemorar" a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que completou um ano nesta data. Para a manifestação contra o ex-governador, o grupo levou faixas, tambores, espumante, salgadinhos e até um bolo. Cabral foi preso no dia 17 de novembro de 2016, durante a operação Calculite, sob acusações de receber propina para fechar contratos públicos.

Comente agora

Após votação na Assembleia do Rio de Janeiro, Picciani, Melo e Albertassi são soltos

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/11 18:13h
Após votação na Assembleia do Rio de Janeiro, Picciani, Melo e Albertassi são soltos

Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Paulo Melo, que também já presidiu a Casa, e Edson Albertassi, atual líder do governo, todos políticos do PMDB, foram soltos no fim desta tarde da Cadeia Pública José Frederico Marques, no Rio de Janeiro. Após o término da votação na Assembleia Legislativa do Rio, na qual o plenário decidiu, por 39 votos a 19, revogar a prisão do trio, um funcionário da Casa foi em direção à Cadeia munido de um documento que informava à direção da prisão que Albertassi, Picciani e Melo deveriam ser liberados. As prisões haviam sido decretadas pela Justiça na última quinta-feira (16). O trio é investigado por corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O Ministério Público Federal (MPF) promete recorrer à Justiça para manter os três afastados da Assembleia carioca. (Metro1)

Comente agora

FHC diz temer Bolsonaro no poder: "Ele propôs me matar quando eu estava na Presidência"

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 17/11 16:08h
FHC diz temer Bolsonaro no poder: "Ele propôs me matar quando eu estava na Presidência"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nessa quinta-feira, 16, que não pode descartar a possibilidade de o Brasil repetir a experiência italiana depois da Operação Mãos Limpas e eleger um presidente de direita similar a Silvio Berlusconi na esteira da Lava Jato. Embora não tenha citado nomes, ele deixou claro que considera o deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a principal ameaça nas eleições do próximo ano. "Eu não quero entrar em detalhes, mas há pessoas da direita que são pessoas perigosas", disse FHC em evento na Universidade Brown, nos EUA. "Um dos candidatos propôs me matar quando eu estava na Presidência. Na época, eu não prestei atenção. Mas hoje eu tenho medo, porque agora ele tem poder, ainda não, ele tem a possibilidade do poder." Em entrevista à TV Bandeirantes em 1999, Bolsonaro afirmou que seria impossível realizar mudanças no Brasil por meio do voto. "Você só vai mudar, infelizmente, quando nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro.

Comente agora

Ator é espancado no centro de SP vítima de racismo

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 17/11 15:46h
Ator é espancado no centro de SP vítima de racismo

O ator Diogo Cintra foi espancado no centro de São Paulo nesta quarta-feira (15) ao pedir ajuda de seguranças após sofrer uma tentativa de assalto. Em nota, a SPTrans disse que vai apurar o caso e vai punir os agressores caso a violência seja comprovada. O artista relatou, por meio das redes sociais, que o episódio ocorreu após ter sido abordado por dois bandidos, próximo às 5h, próximo ao Terminal de Ônibus Parque Dom Pedro 2º. "Chegando lá, ainda sendo perseguido, eu tentei pedir ajuda pra uma segurança, que virou pra mim e disse: ‘Meu, só corre. Sai daqui", diz. “Eu gritava, tentando argumentar com os caras, dizendo que o celular que eu tinha no bolso era meu e que eu não tinha roubado”, contou.“Tentei provar isso mostrando o conteúdo que havia no aparelho, mas ele estava descarregado. Mas sempre que eu tentava falar algo, o segurança me mandava calar a boca”, completou.

Comente agora

Operador de Geddel paga fiança

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 17/11 15:28h
 Operador de Geddel paga fiança

O ex-chefe da Defesa Civil de Salvador, Gustavo Pedreira do Couto Ferraz, entregou ao Supremo Tribunal Federal comprovante do pagamento da fiança de 50 salários mínimos para deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele é um dos investigados cujas digitais foram identificadas no bunker dos R$ 51 milhões atribuídos ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e ao deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira, 13, reduzir a fiança de Ferraz e também de Job Ribeiro Brandão, ligado à família dos peemedebistas. A decisão atendeu a pedido dos advogados, que tiveram parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Comente agora

Plenário do STF vai decidir sobre desmembramento do ‘quadrilhão do PMDB da Câmara’

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 17/11 14:08h
Plenário do STF vai decidir sobre desmembramento do ‘quadrilhão do PMDB da Câmara’

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu remeter ao plenário da Corte as considerações do presidente Michel Temer sobre o desmembramento das investigações do “quadrilhão do PMDB da Câmara” – os advogados do presidente alertam para os riscos de a defesa de Temer ficar comprometida com o prosseguimento das investigações em relação a outros acusados. Os recursos do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), que pedem a suspensão das investigações, também serão analisados pelos 11 ministros do tribunal. Ainda não foi marcado o julgamento desses recursos.

Comente agora

Brasília terá campanha contra violência feminina

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 17/11 13:53h
Brasília terá campanha contra violência feminina

O Governo do Distrito Federal anunciou hoje (17) o lançamento da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O tema é Meninas, Mulheres & Respeito. A programação começará na próxima segunda-feira (20), dia da Consciência Negra, e contará com mais de 20 atividades como o lançamento do Aplicativo Viva Flor, palestras, capacitações, oficinas, mobilizações e debates, tudo em função do combate à violência contra mulheres e meninas. O encerramento será no dia 6 de dezembro. A proposta é chamar a atenção da sociedade para os vários fatores que determinam a agressão de mulheres por pessoas do sexo masculino, em especial, por companheiros, pais e parentes próximos. “A campanha é importante para chamar a atenção e sensibilizar parte da sociedade. Para chamar a atenção também das famílias nos cuidados que devem ter porque podem estar vivendo situações abusivas”, disse a secretária-adjunta da Mulher, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Distrito Federal, Márcia de Alencar.

Crescem casos de violência contra mulheres

Comente agora

TSE pede que governo mude início do horário de verão de 2018 devido às eleições

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 17/11 13:26h
TSE pede que governo mude início do horário de verão de 2018 devido às eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer que o governo federal mude a data do horário de verão do próximo ano. Em encontro com o presidente Michel Temer, nessa quinta-feira (16), no Palácio do Planalto, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, entregou um ofício solicitando que em 2018 o horário de verão comece após o segundo turno das eleições gerais. Normalmente, o horário de verão começa no mês de outubro. Em nota divulgada em seu site, o TSE explica que “a razão do pedido é garantir que os diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança de ponteiros que tradicionalmente ocorre nos meses de verão nas regiões do Centro-Sul do país, não causem atrasos na apuração dos votos e na divulgação do resultado das eleições”.

Comente agora

Adolescente morre eletrocutada por curto em cabo de celular enquanto dormia

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 13:17h
Adolescente morre eletrocutada por curto em cabo de celular enquanto dormia

Uma adolescente morreu eletrocutada pelo cabo do celular enquanto dormia, no Vietnã. Le Thi Xoan, de 14 anos, teria encostado no fio, que estava encapado com uma fita adesiva e conectado à tomada. A Polícia de Hanói encontrou o cabo do aparelho em cima da cama da jovem. A adolescente foi encontrada desacordada pela família e encaminhada ao hospital da região, mas já chegou morta à unidade de saúde. De acordo com o jornal ‘Metro’, Le Thin usava um iPhone, mas a polícia investiga se o cabo utilizado para carregar o aparelho era original da marca ou se era ‘pirata’. (iBahia)

Comente agora

No Brasil, falta trabalho adequado para 26,8 milhões de pessoas, diz IBGE

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/11 11:00h
No Brasil, falta trabalho adequado para 26,8 milhões de pessoas, diz IBGE

A taxa de subutilização da força de trabalho no país ficou praticamente estável no terceiro trimestre do ano, fechando em 23,9% do mercado de trabalho – crescimento de apenas 0,1 ponto percentual frente aos 29,8% relativos ao segundo trimestre. Os números, no entanto, significam que ainda representa 26,8 milhões de pessoas sem trabalho adequado no país. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados hoje (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de subutilização, segundo os parâmetros do IBGE, agrega a população desocupada, os subocupados por insuficiência de horas e os que fazem parte da força de trabalho potencial. Deste total apurado pelo IBGE, 18,5% (o equivalente a 19,2 milhões de pessoas) diziam respeito à taxa combinada de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas e desocupação (pessoas ocupadas com uma jornada de menos de 40 horas semanais, mas que gostariam de trabalhar em um período maior, somadas às pessoas desocupadas).

Comente agora

Black Friday: Saiba como não cair em falsas promoções

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/11 07:33h
Black Friday: Saiba como não cair em falsas promoções

As promoções da Black Friday vão atrair muitos consumidores e movimentar 2,5 bilhões de reais neste ano, segundo projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Os preços acessíveis podem acabar causando dor de cabeça para o cliente desatento às dicas de segurança. Em junho, estudo da Unisys Security Index revelou que 62% dos brasileiros têm preocupação com a segurança nas transações online. Outros 97% afirmam ter receio da possibilidade de que suas redes sociais sejam utilizadas para fins criminosos. Segundo o diretor da Nodes Tecnologia, Eduardo Freire, apesar da preocupação, os brasileiros demoram para procurar uma solução. “A procura por antivírus cresce entre 30% e 35% nesta época, mas as pessoas esperam passar pelo problema para procurar a solução”. De acordo com a Veja, o diretor de soluções de segurança da Unisys na América Latina, Leonardo Carissimi, destacou que a primeira orientação para não cair em fraudes é desconfiar de descontos “absurdos”.

Comente agora

Brasil deve enviar tropas para missão de paz na República Centro-Africana

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/11 07:10h
Brasil deve enviar tropas para missão de paz na República Centro-Africana

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse hoje (16), em Washington, Estados Unidos, que o Brasil deve enviar um batalhão com efetivo de mil homens e mulheres para a Minusca, como é chamada a Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana. A declaração vem depois de o ministro ter se reunido com o chefe do Departamento de Missões de Paz da ONU, Jean-Pierre Lacroix, ontem (15), em Vancouver, no Canadá, onde ele participou de uma reunião ministerial de Defesa das Nações Unidas para a Manutenção da Paz. O convite formal para que o Brasil envie tropas deve ser feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) até o primeiro semestre do ano que vem, e depois a decisão deve ser aprovada pelo Congresso para que o país possa levar adiante o envio. O ministro também afirmou que o Brasil gostaria de assumir o comando militar da Minusca, assim como fez com a Minustah, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, que se encerrou em outubro.

Comente agora

Maconha para uso medicinal é liberada no Peru

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/11 00:28h
Maconha para uso medicinal é liberada no Peru

O consumo de maconha para fins medicinais está liberado no Peru a partir desta quinta-feira (16), após o presidente Pedro Pablo Kuczynski firmar a lei aprovada pelo Congresso, durante um ato público celebrado na sede do Poder Executivo. A lei que regulamenta "o uso medicinal e terapêutico" da maconha representa "um salto para a modernidade", destacou o presidente sobre a medida, que promete aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer, epilepsia e outras doenças. A lei faculta "à importação, cultivo e produção de maconha para entidades públicas e laboratórios registrados e certificados, e permite seu uso para pesquisa em universidades e instituições". Especialistas e promotores da lei esclarecem que não se trata de liberar o consumo da maconha, mas de permitir a extração de seus componentes medicinais para atender doenças específicas. México, Colômbia, Chile e Argentina aprovaram leis semelhantes autorizando o cultivo e o uso da maconha para fins medicinais e científicos. O Uruguai se tornou em 2013 o primeiro país a permitir o cultivo de maconha para consumo próprio e a venda da erva em farmácias, inclusive para uso recreativo.

Comente agora

Queda no PIB atinge todos os estados brasileiros pela primeira vez desde 2002

Brasil  Postado por Willyam Reis - 16/11 21:30h
Queda no PIB atinge todos os estados brasileiros pela primeira vez desde 2002

O Produto Interno Bruto (PIB) de todos os estados brasileiros teve queda durante o ano de 2015 no Brasil, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a primeira vez que a redução foi registrada em todas as unidades da Federação desde o início da série histórica em 2002. Os estados do Mato Grosso do Sul (-0,3%), Roraima (-0,3%) e Tocantins (-0,4%) apresentaram os melhores resultados, na comparação com 2014. Por outro lado, Amapá (-5,5%), Amazonas (-5,4%) e Rio Grande do Sul (-4,6%) tiveram as reduções mais acentuadas. O PIB brasileiro teve queda de 3,5% em 2015. (BN)

Comente agora

Aposentados podem resgatar PIS a partir desta sexta-feira

Brasil  Postado por Willyam Reis - 16/11 19:56h
Aposentados podem resgatar PIS a partir desta sexta-feira

A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar nesta sexta-feira (17) as cotas do PIS para aposentados. A estimativa é de que são mais de 1,2 milhão de beneficiados. Ao todo, R$ 1,7 bilhão estarão disponíveis para retirada nesta leva, correspondentes a 16% do total ofertado pela medida. Os cotistas que são também clientes da Caixa receberão os valores automaticamente dois dias antes da data do cronograma de pagamentos. Não há data limite para os saques. Os herdeiros de beneficiários falecidos podem sacar o montante a qualquer momento. O calendário de pagamentos teve início em meados de outubro, quando idosos de mais de 70 anos foram permitidos a sacar o saldo. O terceiro momento está previsto para 14 de dezembro, quando o saque será liberado para homens a partir de 65 anos e mulheres com 62 anos ou mais. A CEF vai liberar R$ 11,2 bilhões até o fim do calendário.

Comente agora

Temer estuda transferir Imbassahy para Ministério da Transparência

Brasil  Postado por Willyam Reis - 16/11 18:47h
Temer estuda transferir Imbassahy para Ministério da Transparência

O presidente Michel Temer está avaliando a possibilidade de realocar o atual ministro da da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), no comando do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, de acordo com fontes envolvidas na negociação da reforma ministerial, que falaram ao jornal Estadão. Devido ao provável desembarque do PSDB do governo, o PMDB e partidos do Centrão, principalmente o PP, tem pressionado bastante para que Imbassahy seja retirado da articulação política do governo. Inicialmente, aliados do tucano queriam que ele fosse realocado para o Ministério do Turismo, argumentando que o atual titular da pasta, o deputado licenciado Marx Beltrão (AL), deverá deixar o PMDB e se filiar ao PSD para disputar eleição ao Senado em 2018. O cargo de ministro da Transparência está vago desde maio deste ano, quando o então titular da pasta, Torquato Jardim, saiu para assumir o Ministério da Justiça e o posto foi ocupado interinamente pelo secretário-executivo da pasta, Wagner Rosário. Temer já conversou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre a saída de Imbassahy, e de acordo com fontes do jornal o democrata já teria se convencido da necessidade de realocar o tucano. (Metro1)

Comente agora

Polícia Federal vai usar biometria do eleitor para emitir passaporte

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 16/11 17:38h
Polícia Federal vai usar biometria do eleitor para emitir passaporte

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Polícia Federal (PF) assinaram hoje (16) um convênio para troca de informações dos bancos de dados das duas instituições. Com a medida, a PF vai utilizar o cadastro biométrico de eleitores na emissão de passaportes. Dessa forma, o cidadão que fez a biometria nos postos eleitorais não precisará fazer novamente a leitura das digitais ao comparecer aos postos da PF para obter o documento. Os dados também serão usados nas investigações da corporação. De acordo com o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, o compartilhamento poderá reduzir o tempo de atendimento nos postos em até 60%. A data para início da comodidade não foi definida.

Comente agora

Crime cibernético interestadual ou no exterior poderá ir para a esfera da PF

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 16/11 15:21h
Crime cibernético interestadual ou no exterior poderá ir para a esfera da PF

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui no rol de atribuições da Polícia Federal a investigação dos crimes cibernéticos quando houver indícios da atuação de quadrilha em mais de um estado brasileiro ou no exterior. A medida consta do Projeto de Lei 5202/16, elaborado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos, que funcionou em 2015. O relator, deputado Cabo Sabino (PR-CE), defendeu a competência da Polícia Federal no combate a esses delitos. “Uma das principais funções da Polícia Federal é atuar no combate aos grupos criminosos organizados, normalmente distribuídos e com atividades por estados distintos, e raramente sediados em municípios de pequeno ou médio portes”, disse. A proposta altera a Lei 10.446/02, que trata das infrações de repercussão interestadual ou internacional que exigem repressão uniforme. (Cãmara)

Comente agora

Temer dá sinal verde a ações para incentivar micro e pequenas empresas

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 16/11 15:11h
Temer dá sinal verde a ações para incentivar micro e pequenas empresas

Em resposta a uma provocação do presidente do Sebrae nacional, Guilherme Afif Domingos, o presidente Michel Temer disse hoje (16), em Brasília, que vai apoiar a proposta que cria o Cadastro Positivo das Micro e Pequenas Empresas. “Precisamos pensar em dar uma espécie de prêmio para aqueles bons pagadores. Quero dizer que vou apoiar esse projeto”, afirmou Temer ao participar da Semana Global do Empreendedorismo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Afif lembrou que hoje 84% das micro e pequenas empresas não têm acesso a crédito. Segundo ele, os grandes bancos têm dificuldade para conversar com os pequenos empresários.

Comente agora

Distrito Federal começa a adotar a carteira de motorista digital

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 16/11 13:12h
Distrito Federal começa a adotar a carteira de motorista digital

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou hoje (16) o serviço de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no formato digital. A CNH eletrônica substitui a impressa, uma vez que ambas têm o mesmo valor jurídico. A versão digital do documento valerá para todo o território nacional. Depois do estado de Goiás, o DF é a segunda unidade da Federação a informatizar o serviço. Na prática, a CNH digital facilitará a identificação, tanto para os condutores quanto para os agentes de trânsito. De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vincenzi, o aperfeiçoamento da segurança na CNH digital irá minimizar a ocorrência de fraudes e proporcionará maior comodidade ao cidadão. “Qualquer cidadão e qualquer setor da sociedade poderão ter acesso à comprovação dos dados, seja em uma relação civil ou numa relação empresarial, como as que envolvem bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos”, disse Vincenzi.

Comente agora

Temer defende benefícios fiscais a pequenas empresas sem dívidas

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 16/11 13:10h
Temer defende benefícios fiscais a pequenas empresas sem dívidas

O presidente Michel Temer defendeu nesta quinta-feira (16) projeto de lei complementar que cria um cadastro nacional para beneficiar empresas sem dívidas com o poder público. A iniciativa foi apresentada pelo deputado federal Jorginho Mello (PR-SC) e deve ser alterada com a inclusão de mecanismos como a facilitação de acesso a crédito e redução de juros. No lançamento da Semana Global do Empreendedorismo, o peemedebista disse que é necessário conceder benefícios a micro e pequenas empresas consideradas boas pagadoras. "O ideal é que nessa lei complementar tenha um prêmio ou incentivo para os bons pagadores. Eu vou apoiar esse projeto", disse. Segundo o presidente do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Afif Domingos, a ideia é que, além de oferecer benefícios, a proposta ofereça alternativas de regularização das dívidas a empresas devedoras.

Comente agora

Ministério Público pede bloqueio de R$ 24 milhões do ex-presidente Lula e do filho Luís Cláudio

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/11 12:14h
Ministério Público pede bloqueio de R$ 24 milhões do ex-presidente Lula e do filho Luís Cláudio

O Ministério Público Federal de Brasília pediu para a Justiça o bloqueio de R$ 24 milhões em bens e valores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do seu filho caçula, Luís Cláudio. O valor de bloqueio solicitado pra Lula é de R$ 21,4 milhões e o do filho, Luís Cláudio, de R$ 2,5 milhões. O pedido do MP foi feito dentro de uma ação da Operação Zelotes em que Lula e o filho são réus. Lula é acusado de editar uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. Luís Cláudio era ligado às empresas, de acordo com apurações da polícia. Lula e o filho são investigados também por suspeita de favorecimento a um grupo sueco nas negociações que levaram à compra pelo governo brasileiro de 36 caças do modelo Gripen.

Comente agora

Temer diz que população tem tendência ao autoritarismo e já desejou golpes

Brasil  Postado por Willyam Reis - 16/11 09:59h
Temer diz que população tem tendência ao autoritarismo e já desejou golpes

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou em discurso nesta quarta-feira, feriado da Proclamação da República, que no Brasil "a nossa tendência é sempre caminhar para os autoritarismos". "Se nós não prestigiarmos certos princípios constitucionais, a nossa tendência é sempre caminhar para os autoritarismos, para uma certa centralização. Nós temos uma certa, digamos, uma certa tendência para centralização", afirmou Temer. Depois de citar essa tese, Temer argumentou que só houve períodos autoritários porque a população desejou, em referência à era Vargas (1930-1945), incluindo à ditadura do Estado Novo (1937-1945), e também à ditadura militar (1964-85).

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com