Voz


PodCast



Enquete





Blog

Brasil

Chapada: Protestos na região defendem democracia e direito de Lula ser candidato

Brasil  Postado por Aline Souza - 23/01 20:38h
Chapada: Protestos na região defendem democracia e direito de Lula ser candidato

Foto: Jornal Chapada

A região da Chapada Diamantina registrou, nesta terça-feira (23), inúmeras manifestações em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que será julgado em segunda instância, nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre, pelo pleno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Municípios como Piritiba, Tapiramutá e Andaraí, por exemplo, foram alguns que levaram manifestantes para as ruas ou para as estradas com faixas e palavras de ordem pela absolvição de Lula e o direito dele ser candidato a presidente. A mobilização em Piritiba envolveu cerca de 300 pessoas, em Andaraí, onde trecho da BR-242 foi fechado, e contou com 500 trabalhadores e trabalhadoras. Os atos foram organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com o apoio de associações rurais, parceiros e sindicatos.

Comente agora

Ministro da Saúde diz que febre amarela está 'sob controle'

Brasil  Postado por Aline Souza - 23/01 20:10h
Ministro da Saúde diz que febre amarela está 'sob controle'

Foto: José Cruz / Agência Brasil

Às vésperas do início do fracionamento de vacina contra febre amarela, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse em entrevista exclusiva ao jornal O Estado de S. Paulo não ser "provável" que o país enfrente este ano uma epidemia da doença na mesma proporção da registrada no ano passado. No mesmo dia em que a OMS emitiu um comunicado alertando sobre o risco elevado para a mudança no padrão atual de transmissão, Barros indicou que o comunicado da semana passada sobre São Paulo pegou a equipe de surpresa e reforçou a necessidade de os técnicos serem ouvidos antes das comunicações. "Eles estão em campo, muito mais próximos da realidade. "Determinei uma teleconferência diária com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e a Organização Mundial da Saúde. Isso está sendo feito para que não haja nenhuma ação que surpreenda nossa estrutura.

Comente agora

Entidades relançam movimento de ação integrada para combater trabalho escravo

Brasil  Postado por Aline Souza - 23/01 19:49h
Entidades relançam movimento de ação integrada para combater trabalho escravo

Foto: Google imagens

Entidades que atuam no combate ao trabalho escravo relançaram hoje (23), em Brasília, o chamado Movimento Ação Integrada, instância criada em 2012 que reúne diversas entidades para fortalecer, consolidar e implementar iniciativas conjuntas para prevenir o trabalho análogo ao escravo e oferecer assistência às vítimas do crime.  O movimento foi criado a partir da experiência que a Superintendência do Ministério do Trabalho em Mato Grosso implementou em 2009, que permitiu parcerias entre órgãos públicos e privados que pudessem colaborar para a qualificação das ações de prevenção e combate ao trabalho escravo. O relançamento do movimento acontece durante a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que começa hoje e vai até domingo (28) . 

Comente agora

Jungmann: Forças Armadas estão a postos para julgamento de Lula

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 16:59h
Jungmann: Forças Armadas estão a postos para julgamento de Lula

Em meio à tensão nas ruas de Porto Alegre para o julgamento do ex-presidente Lula, o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), afirmou nesta segunda-feira, 22, que as Forças Armadas estão a postos. Em entrevista à Rádio Pernambucana, Jungmann assegurou que existe "pessoal de pronto emprego para qualquer emergência". "Estamos prontos e atentos", disse o ministro ressaltando, entretanto, que o esquema montado pelo governo do Estado Rio Grande do Sul e os acordos firmados com os movimentos permitirá a tranquilidade no dia do julgamento. Durante entrevista, Jungmann também defendeu o direito de mobilização dos manifestantes pró e contra o ex-presidente, mas de forma ordeira. "Há lugar para protesto, manifestar opinião, mas dentro da ordem, com respeito às pessoas e à propriedade", disse.

Comente agora

MG tem 25 mortes por febre amarela desde dezembro de 2017

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 16:56h
MG tem 25 mortes por febre amarela desde dezembro de 2017

Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, 25 pessoas morreram no Estado por conta da febre amarela entre dezembro de 2017 e esta terça-feira (23). O último informe epidemiológico havia sido divulgado pelo órgão no dia 17 e registrava 15 mortes confirmadas pela doença. Como conta o 'G1' com informações do governo, 22 pessoas contraíram a doença e estão internadas ou já receberam alta médica. Outros 87 casos suspeitos aguardam resultado de exame para confirmação, além de 12 mortes, que estão sendo investigadas.

As mortes confirmadas ocorreram nas seguintes cidades:

  • Seis em Nova Lima, na Região Metropolitana;
  • Quatro em Mariana, na Região Central;
  • Duas em Belo Horizonte;
  • Uma em Barão de Cocais, na Região Central;
  • Uma em Barra Longa, na Região Central;
Comente agora

Lula merece ser julgado pelas urnas, diz Manuela D’Ávila

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 11:57h
Lula merece ser julgado pelas urnas, diz Manuela D’Ávila

A deputada estadual gaúcha e presidenciável pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, discursou no final da manhã desta terça-feira, 23, no ato de mulheres em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece em Porto Alegre. Do carro de som, Manuela afirmou que o julgamento do líder petista pelo Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4) é um “desdobramento do golpe” sofrido pela presidente Dilma Rousseff em 2016. A parlamentar também acusou o Judiciário de ultrapassar suas atribuições e emitir juízo político. “O único juízo político ao qual eu me submeto é o juízo das urnas e é esse o direito que eu quero para o presidente Lula”, afirmou Manuela. (Istoé)

Comente agora

Identificadas vítimas de acidente com helicóptero da Globo, em Recife

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 11:42h
Identificadas vítimas de acidente com helicóptero da Globo, em Recife

O Globocop, helicóptero da Globo em Pernambuco, caiu na manhã desta terça-feira (23), na Praia do Pina, na Zona Sul do Recife. O acidente ocorreu por volta das 6h15 (horário local). De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), três pessoas estavam na aeronave. Duas delas morreram e uma foi encaminhada para o Hospital da Restauração (HR), na área central capital. Dois dos ocupantes eram funcionários da empresa Helisae, que presta serviços para a TV Globo há mais de 15 anos. O helicóptero era pilotado pelo comandante Daniel Galvão, que morreu no local. Também estavam a bordo a 1ª sargento da Aeronáutica Lia Maria Abreu de Souza, que chegou a ser socorrida, mas faleceu, e o operador de transmissão Miguel Brendo Pontes Simões, que encontra-se em estado grave no HR. O acidente aconteceu logo depois que o helicóptero fez as imagens da abertura do telejornal Bom Dia Pernambuco, nesta terça-feira. A aeronave foi revisada na semana passada e já tinha feito vários voos normais desde então.

Comente agora

Possibilidade de confronto ‘está afastada’ no dia do julgamento Lula, diz secretário

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 11:06h
 Possibilidade de confronto ‘está afastada’ no dia do julgamento Lula, diz secretário

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Augusto Schirmer, afirmou em entrevista à Rádio Eldorado, na manhã desta terça-feira, 23, que as ações realizadas até o momento devem evitar que ocorram confrontos entre manifestantes pró e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presentes na cidade de Porto Alegre para acompanhar, amanhã, 24, o julgamento da ação no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) em que o petista foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá. “Acreditamos que a possibilidade física de confronto está afastada, mas é claro que sempre há riscos, por isso aumentamos intensamente o policiamento na capital e nas áreas de potencial explosivo. Toda cautela é pouco e estamos fazendo tudo que é possível”, destacou. Na entrevista, Schirmer justificou o estado de sítio em torno do TRF-4, dizendo que o tribunal fica numa região dentro de um parque, às margens do Rio Guaiba, onde há outros prédios públicos como a Câmara de Vereadores e alguns federais, como Ministérios da Fazenda e Agricultura, Incra, Serpro, IBGE.

Comente agora

Helicóptero da Globo cai e deixa mortos na Praia do Pina em Recife

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 23/01 07:25h
Helicóptero da Globo cai e deixa mortos na Praia do Pina em Recife

Um helicóptero caiu na praia do Pina, em Recife, por volta das 6h desta terça-feira. Os bombeiros ainda realizam buscas no mar. O socorro também está sendo realizado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu). Ao menos duas pessoas morreram. Estava chovendo na hora do acidente. Outra vítima foi encaminhada para o Hospital da Restauração (HR), na área Central do Recife. Uma quarta vítima está sendo procurada. Moradores da região acordaram assustados com o barulho da queda. (JC Online)

Comente agora

Avião que caiu com Teori Zavascki não teve pane ou falha, diz FAB

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 22/01 17:24h
Avião que caiu com Teori Zavascki não teve pane ou falha, diz FAB

Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta segunda-feira (22) um relatório no qual informou que não há registro de pane ou mau funcionamento no sistema do avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), em janeiro do ano passado. Responsável pela investigação, o coronel Marcelo Moreno informou que o piloto do avião, Osmar Rodrigues, "muito provavelmente teve uma desorientação espacial que acarretou a perda de controle da aeronave". Segundo a FAB, Rodrigues era "experiente", mas na hora do acidente a visibilidade estava "restrita" e, com isso, não havia condições mínimas para pouso e decolagem. Questionado sobre se, diante disso, o piloto não deveria ter tentado pousar, Marcelo Moreno respondeu que as condições meteorológicas "tornavam impraticável o pouso e decolagem no aeródromo de Paraty naquele momento, porque estavam abaixo dos mínimos meteorológicos que são de cumprimento obrigatório a todos que utilizam o espaço aéreo brasileiro que existem para tornar o voo seguro." (Globo.com)

Comente agora

Porto Alegre terá 150 câmeras para julgamento de Lula

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 22/01 17:21h
Porto Alegre terá 150 câmeras para julgamento de Lula

As autoridades do Rio Grande do Sul prometem a presença de atiradores de elite e 150 câmeras de segurança para garantir a ordem durante o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na próxima quarta-feira (22), em Porto Alegre. Os atiradores de elite, entretanto, não estarão armados -segundo a Secretaria da Segurança, farão o papel de observadores, ocupando pontos estratégicos. Também haverá patrulhamento naval nas águas do lago Guaíba. O entorno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região será isolado a partir do meio-dia de terça-feira (23), horário a partir do qual os sete prédios públicos ao redor da corte terão o expediente suspenso. Às 17h, só entrará no perímetro quem estiver credenciado. As câmeras de segurança irão cobrir toda a região. A área isolada inclui o Parque Harmonia, onde, inicialmente, os movimentos de esquerda planejavam montar acampamento. Haverá bloqueio no espaço aéreo da região. Apenas aeronaves das forças de Segurança Pública e Defesa poderão sobrevoar o local.

Comente agora

Trabalhador acima dos 60 anos começa a receber hoje as cotas do PIS/Pasep

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/01 13:34h
Trabalhador acima dos 60 anos começa a receber hoje as cotas do PIS/Pasep

s trabalhadores a partir de 60 anos de idade e que têm conta corrente ou poupança individual na Caixa Econômica Federal (Caixa) ou no Banco do Brasil (BB) receberão nesta segunda-feira (22) as cotas dos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Pagos a pessoas dessa faixa etária que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988, os valores serão creditados nas contas bancáriasna noite desta segunda. Para os demais trabalhadores que não são correntistas dos dois bancos públicos, os saques poderão ser feitos a partir da próxima quarta-feira (24). A previsão é de que 4,5 milhões pessoas tenham direito a um total de R$ 7,8 bilhões referentes a essas cotas, sendo 2,7 milhões de pessoas cotistas do PIS e 1,8 milhão do Pasep. Há alguns anos, o trabalhador só tinha acesso à cota quando completasse 70 anos, se aposentasse ou tivesse doença grave ou invalidez. A partir da Medida Provisória nº 813, publicada ao final de dezembro do ano passado, o benefício foi estendido a mulheres a partir dos 62 anos de idade e a homens com mais de 65. Os dois programas foram criados na década de 1970. O PIS tem a finalidade de integrar o empregado do setor privado e o desenvolvimento da empresa, enquanto o Pasep reune arrecadações da União, de estados, municípios, Distrito Federal e territórios destinadas aos empregados do setor público. A Constituição de 1988 trouxe mudanças quanto a esse tipo de recurso, estruturando o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Comente agora

Prédio da Globo é ocupado no Rio de Janeiro

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 22/01 13:16h
Prédio da Globo é ocupado no Rio de Janeiro

Na manhã desta segunda-feira (22) movimentos sociais ocuparam a sede da Rede Globo, na região do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Segundo os movimentos sociais que ocuparam nesta manhã o prédio da sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, o protesto tem como objetivo denunciar a emissora por supostamente apoiar a condenação de Lula. A informação foi divulgada por diversas mídias alternativas. Cerca de 150 pessoas estão acampadas no prédio da emissora na rua Jardim Botânico. Entre os movimentos sociais presentes estão o MST e o Levante Popular da Juventude. Uma faixa estendida na porta da emissora dizia: "Se a Globo condena Lula sem provas, o povo condena a Globo". A ocupação foi transmitida ao vivo pelo Facebook. Na quarta-feira (24), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um recurso julgado em segunda instância pelo TRF-4, em Porto Alegre. Diversos movimentos sociais já estão na cidade para acompanhar o julgamento. Caso o recurso de Lula seja negado, sua possível candidatura à presidência ficará mais próxima de ser inviabilizada. Com informações do Sputnik.

Comente agora

Petrobras anuncia queda de 1,40% no preço da gasolina e 0,2% no valor do diesel

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/01 11:42h
Petrobras anuncia queda de 1,40% no preço da gasolina e 0,2% no valor do diesel

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (22) redução de 1,40% no preço da gasolina e de 0,2% no valor do diesel comercializado nas refinarias. De acordo com o Estadão, as novas taxas valem a partir desta terça (23). O reajuste frequente no preço da gasolina e do diesel é parte de uma nova política da Petrobras, adotada desde 30 de junho. A ideia é acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Comente agora

Governo continua tentando nomear Cristiane Brasil como ministra do Trabalho

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/01 11:01h
Governo continua tentando nomear Cristiane Brasil como ministra do Trabalho

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse nesta segunda-feira (22) que o governo continua tentando manter a nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho. Na madrugada de hoje, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, acatou o recurso que pedia a suspensão da posse da deputada. Segundo Marun, “o caminho jurídico será definido pela área jurídica do governo” e a decisão tomada pelo governo é “continuar nessa demanda” com o objetivo de garantir o respeito à Constituição. Questionado se considerada equivocada a decisão de Carmen Lúcia, Marun evitou críticas e avaliou a decisão como “técnica” e que “não adentrou o mérito da questão”. 

Comente agora

Temer quer criar Ministério da Segurança Pública

Brasil  Postado por Willyam Reis - 22/01 08:35h
Temer quer criar Ministério da Segurança Pública

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Michel Temer (MDB) quer criar o Ministério da Segurança Pública e retirar as atribuições da área do Ministério da Justiça, segundo o jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, o emedebista planeja anunciar a novidade em abril, quando será feita uma reforma ministerial com a saída dos ministros que serão candidatos na eleição deste ano. Com aprovação de apenas 5%, o presidente tem apostado na segurança pública como uma maneira de melhorar a imagem do governo. (Bahia.Ba)

Comente agora

RJ: Duas pernas são encontradas em praias de Niterói neste sábado (20)

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 16:15h
RJ: Duas pernas são encontradas em praias de Niterói neste sábado (20)

Moradores encontraram duas pernas em praias da Zona Sul de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, neste sábado (21). Segundo o jornal O Globo, os membros inferiores foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal para análise. A assessoria do Corpo de Bombeiros informa que a primeira perna foi vista a por volta das 11h30 na praia de Icaraí. Cerca de quatro horas depois, outro membro foi localizado na praia de Boa Viagem. Ainda não se sabe se ambas as partes pertenciam ao mesmo corpo.

Comente agora

Distribuidora de energia recomenda cautela com rede elétrica durante o carnaval

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 15:09h
Distribuidora de energia recomenda cautela com rede elétrica durante o carnaval

O carnaval já está nas ruas, mas os foliões devem estar atentos para não provocarem acidentes que transformem a festa em problemas para si e para outras pessoas. O alerta é do gerente de Operações da distribuidora de energia Light, Leonardo Brito. Em entrevista à Agência Brasil, o gerente disse que a companhia pede que os foliões não lancem serpentinas metálicas na rede elétrica, evitem tirar fotos usando “pau de selfie” em cima de trio elétrico, porque o contato com a rede elétrica pode ser fatal. “É muito perigoso”, advertiu Brito. Ele recomendou também que as pessoas não coloquem enfeites em postes, muito menos na fiação elétrica. “Não subam em postes, árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica, não joguem jatos de água na rede elétrica, porque a água é um bom condutor e pode provocar curto-circuito e ser fatal”.

Comente agora

Projeto modelo de preservação ambiental do Rio será reproduzido em todo o país

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 14:07h
Projeto modelo de preservação ambiental do Rio será reproduzido em todo o país

O projeto em defesa do meio ambiente Sou Rio Sustentável, iniciado hoje (21) com ações ambientais e sociais na Praia do Arpoador, zona sul carioca, servirá de modelo para todo país. Durante este domingo, participantes do projeto limparão o lixo flutuante do mar, na Pedra do Arpoador e no Parque Garota de Ipanema. A limpeza do mar tem apoio logístico da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que dará destino adequado ao lixo coletado, enquanto resgatistas profissionais ajudarão nos cuidados com gatos abandonados, que serão encaminhados para tratamento veterinário, castração e doação.

Comente agora

Ministério do Trabalho emitiu quase 5 milhões de carteiras de trabalho em 2017

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 11:15h
Ministério do Trabalho emitiu quase 5 milhões de carteiras de trabalho em 2017

Mais de 4,8 milhões de carteiras de trabalho foram emitidas em todo o país em 2017. Esse número representa um crescimento de cerca de 400 mil documentos em relação a 2016. No ano passado, foram emitidas 4.839.097 carteiras, enquanto 2016 registrou 4.446.176. O serviço de emissão de carteiras está disponível nas unidades do Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas espalhadas por todo o país, por meio de parcerias com estados e municípios. A rede conta com mais de 2,1 mil postos de atendimento.

Comente agora

RJ: Família de bebê atropelada em Copacabana quer indenização de motorista

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 10:20h
RJ: Família de bebê atropelada em Copacabana quer indenização de motorista

Afamília da bebê Maria Louize, de 8 meses, que morreu depois de ser atropelada no calçadão da Praia de Copacabana, na última quinta-feira (18), entrará com ação na Justiça pedindo que o motorista do carro pague uma indenização e os custos do tratamento da mãe da menina, Niedja da Silva Araújo – uma das 18 vítimas do acidente. Ela escapou da morte, mas teve fraturas pelo corpo e está em uma cadeira de rodas. Até hoje, Niedja não pôde voltar para a própria casa, na Ladeira dos Tabajaras, uma favela na zona sul, de difícil acesso. A informação foi dada neste sábado (20), pelo advogado da família, Carlos Alberto Nascimento, à TV Brasil, durante o enterro da bebê, no Cemitério São João Batista, na zona sul.

Comente agora

Brasil perde por dia três órgãos destinados a doação

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 08:38h
Brasil perde por dia três órgãos destinados a doação

Dados inéditos do Ministério da Saúde obtidos pelo GLOBO via Lei de Acesso à Informação revelam que, enquanto houve uma queda expressiva de desperdício de órgãos por falta de transporte, aumentaram as recusas em razão de outros fatores, como condições dos doadores, falta de exames ou indisponibilidade de equipes. A mudança no perfil das recusas de órgãos ocorreu após a edição de um decreto presidencial que assegurou a disponibilidade de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para esse propósito. Assim, o país ainda perde, em média, mais de três órgãos destinados a doação por dia. A reportagem é do jornal O Globo. Em 2015, 173 órgãos foram ofertados pelos estados à Central Nacional de Transplantes (CNT) — para distribuição a outras unidades da federação — e acabaram recusados por falta de transporte.

Comente agora

‘Lei vale para todos’, diz Marco Aurélio Mello

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 21/01 08:00h
‘Lei vale para todos’, diz Marco Aurélio Mello

Às vésperas do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, afirmou ao Estado que as instituições estão funcionando no País e que a “lei vale para todos”. “Todos nós devemos contas à Justiça”, disse Marco Aurélio, que não quis se estender sobre o julgamento de Lula no TRF-4. “A importância é a atuação da ordem jurídica e as cobranças quanto a eventuais desvios de conduta. Espero que a Constituição Federal prevaleça.” Três outros ministros do STF ouvidos reservadamente pela reportagem dizem acreditar que o TRF-4 manterá a condenação imposta pelo juiz federal Sérgio Moro ao ex-presidente no caso do triplex do Guarujá (SP).

Comente agora

Mega-Sena, concurso 2006: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 20 milhões

Brasil  Postado por Marcus Augusto Macedo - 20/01 23:23h
Mega-Sena, concurso 2006: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 20 milhões

O sorteio 2006 da Mega-Sena, realizado neste sábado (20) em Itupeva (SP), acumulou. O valor estimado para o prêmio do próximo concurso, na quarta-feira (24), é de R$ 20 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal. Confira as dezenas sorteadas: 01- 09 -14 - 20 - 25 - 54. De acordo com a Caixa, 71 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 31.319,78 cada uma. Outros 5.500 bilhetes fizeram a quadra e vão levar R$ 577,58 cada um.

Comente agora

SP tem 3 mortes por reação à vacina da febre amarela; casos da doença somam 81

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/01 17:28h
SP tem 3 mortes por reação à vacina da febre amarela; casos da doença somam 81

Três pessoas morreram em São Paulo por reação à vacina da febre amarela em 2017, informa último balanço da Secretaria de Estado da Saúde. Todos eram adultos com menos de 60 anos e sem registro de doenças prévias. Mais seis mortes estão sendo investigadas. O órgão reforça que a vacinação só é recomendada para pessoas que moram em áreas onde o vírus circula ou ou vão se deslocar para essas regiões. A campanha de imunização no estado terá início no dia 25 de janeiro em 54 municípios. Uma das mortes foi a de um morador de Perus, bairro da zona norte; e outra de uma pessoa residente em Franco da Rocha. Os dois foram vacinados após outubro.

Comente agora

Para juiz do STJ, condenação trabalhista não é sanção criminal

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/01 16:35h
Para juiz do STJ, condenação trabalhista não é sanção criminal

Na decisão que derrubou a liminar que impedia a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, concordou com os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) de que condenações em processos trabalhistas não impedem a deputada de assumir o cargo e de que nomear ministro de Estado é um ato privativo do Presidente da República. Além disso, o juiz destacou ser necessário agilidade no caso para garantir “a normalidade econômica, política e social” do País. Com isso, o governo não hesitou e já marcou a data da posse da ministra. Segundo o ministro da Secretaria-Geral, Moreira Franco, a solenidade será na segunda-feira, 22. “Ocorre que em nosso ordenamento jurídico inexiste norma que vede a nomeação de qualquer cidadão para exercer o cargo de ministro do Trabalho em razão de ter sofrido condenação trabalhista. O fumus boni iuris acerca da questão é evidente”, afirma o ministro na decisão, que suspende liminar do juízo da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ) que barrava a posse da deputada.

Comente agora

Copacabana: estimativa indica que motorista dirigia em alta velocidade

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/01 15:13h
Copacabana: estimativa indica que motorista dirigia em alta velocidade

Investigadores estão trabalhando para concluir o laudo da perícia realizada no local do atropelamento que aconteceu em Copacabana, no Rio, na quinta-feira (18). Policiais que trabalham no caso estimam que Antônio Almeida de Anaquim seguia a cerca de 80Km/h quando perdeu a direção do carro, invadiu o calçadão e foi parar na areia da praia. Ele estaria, portanto, acima do limite de velocidade da Avenida Atlântica, que é de 70Km/h. O acidente matou um bebê de 8 meses e deixou 16 pessoas feridas. Além dos investigadores, testemunhas da tragédia voltaram a afirmar nesta sexta-feira (19) que o carro ia em alta velocidade. Imagens de câmeras de segurança mostram que pessoas que estavam em quiosques à beira-mar sequer notaram a aproximação do veículo.

Comente agora

Decisão sobre "cura gay" é criticada pela Human Rights Watch

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/01 14:48h
Decisão sobre "cura gay" é criticada pela Human Rights Watch

Além de criticar o Supremo Tribunal Federal por ter validado a Lei da Anistia, a Human Rights Watch (HRW) citou novamente o Judiciário em seu relatório divulgado nesta quinta-feira (18/1) ao repudiar a decisão de um juiz federal em Brasília que permitiu que psicólogos façam tratamentos para alteração de orientação sexual. A medida ficou popularmente conhecida como “cura gay”. A decisão mencionada impede os psicólogos de oferecerem o tratamento, mas permite que esses profissionais prestem auxílio aos interessados em mudar sua orientação sexual. A HRW lembra que o Conselho Federal de Psicologia é contra esse tratamento e recorreu da decisão. A Human Rights Watch é uma organização internacional sem fins lucrativos voltada à proteção dos Direitos Humanos. Seus recursos vêm de doações de pessoas físicas e jurídicas, contribuições governamentais, da realização de eventos e da organização de publicações. Ainda sobre orientação sexual, a ONG destaca que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu 725 denúncias relacionadas à violência física ou psicológica contra homossexuais e transgêneros no primeiro semestre de 2017. O caso citado como exemplo de intolerância foi o da transgênero Dandara dos Santos, de 42 anos.

Comente agora

Minas decreta emergência em 94 cidades por conta da febre amarela

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/01 11:39h
Minas decreta emergência em 94 cidades por conta da febre amarela

O governador Fernanda Pimentel (PT) decretou situação de emergência em saúde pública em 94 municípios de Minas Gerais por conta do surto de febre amarela. Foram afetadas as áreas de Belo Horizonte, Itabira, na Região Central de Minas Gerais, e Ponte Nova, na Região da Zona da Mata. A medida, válida por 180 dias, foi publicada no Diário Oficial do estado neste sábado (20). Desde dezembro do ano passado, já são 15 mortes por febre amarela em Minas, segundo balanço divulgado na quarta. Desde então, outras quatro mortes suspeitas no estado surgiram. O decreto autoriza a dispensa de licitação para “aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”. Também cria uma "sala de situação" para monitorar as ações no estado.  

Veja as cidades afetadas:

Comente agora

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 15 milhões neste sábado

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 20/01 10:57h
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 15 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar neste sábado (20) prêmio de R$ 15 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas do concurso 2.006. O sorteio será realizado às 20h no Caminhão da Sorte da Caixa, que está em Itupeva, São Paulo. Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor em caderneta de poupança, receberá mais de R$ 64 mil apenas em rendimentos mensais. O valor do prêmio também é suficiente para adquirir 420 carros populares. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de hoje. (Agência Brasil)

Comente agora

Temer assina projeto de lei com regras para privatização da Eletrobras

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 20:43h
Temer assina projeto de lei com regras para privatização da Eletrobras

O governo vai enviar ao Congresso Nacional o projeto de lei (PL) que propõe a privatização da Eletrobras. O texto foi assinado hoje (19) pelo presidente Michel Temer. A operação se dará por meio de aumento do capital social da empresa, que o governo considera “democratização do capital da Eletrobras”. Pela proposta, nenhum acionista poderá ter mais de 10% de poder do voto. O objetivo, segundo o Planalto, é evitar que outra companhia tome o controle da estatal. O projeto também prevê que a União terá ações especiais na Eletrobras após a privatização, chamadas de “golden share”, que dão a seu detentor direitos como garantia de indicação de um membro do Conselho de Administração.

Itaipu e Eletronuclear

O projeto exclui do processo de desestatização da Eletrobras a Eletronuclear, subsidiária da estatal, e a Usina Hidrelétrica de Itaipu, controlada pelo Brasil em conjunto com o Paraguai. No caso da empresa responsável pelas usinas nucleares brasileiras, o motivo é uma questão de monopólio constitucional. No caso de Itaipu, a manutenção do controle da União atende a um Tratado Internacional firmado com o Paraguai.

Comente agora

Papa pede preservação da natureza e da cultura indígena na Amazônia

Brasil  Postado por Willyam Reis - 19/01 17:15h
Papa pede preservação da natureza e da cultura indígena na Amazônia

Em sua primeira missa no Peru, o papa Francisco pediu nesta sexta-feira (19) para preservar a Amazônia dos interesses dos "grandes negócios e da ganância consumista" e chamou o tráfico de pessoas de "escravidão". Francisco começou a visita por Puerto Maldonado, a 232 km da fronteira com o Acre. Diferentemente dos protestos e do esvaziamento dos eventos no Chile, ele foi recebido de forma calorosa na região amazônica peruana. Representantes de povos nativos de todo o Peru entraram no estádio da cidade junto com o pontífice, a maior parte deles usando vestimentas tradicionais, cocares, instrumentos e falando suas línguas nativas. O pontífice chega à região no momento em que ela é afetada pelo crescimento da mineração e da extração ilegal de madeira, que levou ao aumento do desmatamento, da poluição dos rios e do assédio às comunidades indígenas. "Os povos nativos da Amazônia provavelmente nunca foram tão ameaçados em suas terras como agora", afirmou. "Vemos as profundas feridas que a Amazônia e seus povos carregam. E quis visitá-los para ouvi-los."Francisco criticou a "pressão exercida pelos interesses dos grandes negócios" buscando petróleo, gás, madeira e ouro e afanando "insumos a outros países sem se preocupar com seus habitantes".

Comente agora

Número de acidentes e mortes em rodovias federais cai em 2017

Brasil  Postado por Willyam Reis - 19/01 16:50h
Número de acidentes e mortes em rodovias federais cai em 2017

A falta de atenção dos motoristas brasileiros foi a principal causa dos acidentes de trânsito ocorridos ao longo do ano passado, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Segundo balanço divulgado hoje (19) pelo orgão, só nas rodovias federais foram registrados 89.318 acidentes graves, resultando na morte de 6.244 pessoas e 83.978 feridos. Os números de mortos e feridos são menores que os de 2016, quando 6.419 pessoas morreram e 87 mil ficaram feridas em 96.590 acidentes nas rodovias federais - uma redução de 7,5% no total de acidentes; de 2,7% no número de óbitos e de 3,5% na quantidade de feridos. De acordo com a PRF, a “presumível” falta de atenção dos motoristas causou 34.406 acidentes que resultaram na morte de 1.844 pessoas. A condução em velocidade acima do permitido foi a causa de 10.420 acidentes que mataram 1.007 pessoas e deixaram 9.658 feridos. Em seguida está a ingestão de álcool antes de dirigir, constatada em 6.441 acidentes que resultaram em 455 mortos e 6.023 feridos.

Comente agora

Lula diz que será candidato à Presidência "aconteça o que acontecer"

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 12:48h
Lula diz que será candidato à Presidência "aconteça o que acontecer"

A seis dias do julgamento em segunda instância que poderá torná-lo inelegível, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 18, que pretende sair candidato à Presidência "aconteça o que acontecer". Em discurso durante ato de artistas e intelectuais em seu apoio, em São Paulo, o petista voltou a acusar seus adversários de quererem criminalizar o PT. "Quero que o PT me indique à Presidência. Se não for como candidato, serei como cabo eleitoral. Se o PT quiser, estarei como candidato à Presidência, aconteça o que acontecer", disse. Condenado em primeira instância no âmbito da Lava Jato, Lula terá recurso julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no dia 24, em Porto Alegre, no caso do tríplex do Guarujá (SP). Segundo a Justiça, o apartamento teve a reforma paga pela empreiteira OAS, que recebeu em troca vantagens indevidas. Se tiver a condenação confirmada, Lula poderá ficar inelegível pela lei da Ficha Limpa. Sobre o julgamento, Lula disse estar "tranquilo" e "com a consciência limpa". "Mesmo se acontecer a condenação, vocês verão que eu continuarei tranquilo. A minha tranquilidade vai infernizar a vida deles."

Comente agora

Acidentes graves em rodovias federais caem 7,5% em 2017; número de multas sobe

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 11:43h
Acidentes graves em rodovias federais caem 7,5% em 2017; número de multas sobe

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou no ano passado 89.318 acidentes graves em estradas federais, que provocaram a morte de 6.244 pessoas, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (19). O número de acidentes graves é 7,5% menor que o verificado em 2016, mas as mortes caíram apenas 2,7%. Outras 83.978 pessoas ficaram feridas, contra 87.006 em 2016. A redução dos números de violência no trânsito caíram mesmo com um aumento de cerca de 11% da frota circulante, para um total de 96,7 milhões de veículos, afirmou a PRF. De acordo com o verificado por policiais no local dos acidentes, a falta de atenção dos motoristas foi a causa provável de 34 mil feridos e de 1.844 mortes, ou quase 30% do total de vidas perdidas. A velocidade acima do permitido foi a segunda maior causa, com 1.007 mortes e 9,6 mil feridos. Minas Gerais viu o maior número de acidentes (14.398) e de mortos em suas estradas: 834 pessoas. Paraná (11.065) e Santa Catarina (10.628) também registraram níveis altos. Segundo a PRF, estes estados possuem malha viária grande e um fluxo maior de veículos. 

Comente agora

Exame de alcoolemia do homem que atropelou 17 em Copacabana deu negativo

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 11:37h
Exame de alcoolemia do homem que atropelou 17 em Copacabana deu negativo

O homem que perdeu o controle do carro e atropelou 17 pessoas no calçadão de Copacabana (leia aqui) nesta quinta-feira (18) não estava alcoolizado ou sob influência de drogas, declarou a Polícia Civil. De acordo com a Agência Brasil, o resultado do exame toxicológico e de alcoolemia feito por Antonio Almeida Anaquim deu negativo. Ele informou que teve um ataque de epilepsia e apagou no momento do acidente. Foram encontrados remédios no veículo utilizados para tratar a doença. No entanto, a carteira de motorista de Anaquim estava suspensa desde maio de 2014 por ter recebido 14 multas que somam 62 pontos em infrações.

Comente agora

RJ: Motorista invade praia em Copacabana, atropela pedestres e mata bebê

Brasil  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 11:20h
RJ: Motorista invade praia em Copacabana, atropela pedestres e mata bebê

Um motorista atropelou pedestres ao invadir o calçadão e a praia Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na noite desta quinta-feira (18). Um bebê de 8 meses morreu e outras 16 pessoas ficaram feridas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, das 16 vítimas, nove com ferimentos mais graves foram levadas para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul da Cidade. Destas, três receberam alta na madrugada desta sexta-feira (19) e seis permaneciam internadas, uma delas em estado grave. As outras sete pessoas feridas foram socorridas no Hospital Souza Aguiar, todas com ferimentos mais leves, incluindo a mãe do bebê que morreu. A vítima em estado grave é um turista australiano, segundo a Secretaria de Saúde. O homem, de 68 anos, e que não teve a identidade informada, sofreu traumatismo craniano e respira com ajuda de aparelhos.

Comente agora

Um ano após morte de Teori Zavascki, queda do avião ainda é investigada

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 19/01 08:48h
Um ano após morte de Teori Zavascki, queda do avião ainda é investigada

Um ano depois da queda do avião, no mar em Paraty, no sul do Rio de Janeiro, que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, as causas do acidente ainda estão sob investigação. Foram abertas três frentes de investigação - da Força Aérea Brasileira (FAB), do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF). O relatório final de investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), será divulgado na próxima segunda-feira (22), em Brasília. O documento será apresentado pelo chefe do centro, brigadeiro Frederico Alberto Marcondes Felipe, e pelo investigador encarregado, coronel Marcelo Moreno. Em geral, as investigações do Cenipa apontam fatores que contribuíram para o acidente e o que fazer para evitar novos casos. “O Cenipa é o órgão da Força Aérea Brasileira que investiga, não julga. Não é um órgão de investigação penal. É um órgão técnico, que tem como função encontrar causas do acidente, inclusive para reduzir a possibilidade de acidentes futuros. O relatório da Polícia Federal é mais relacionado a aspectos jurídicos penais de investigação”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Comente agora

Temer diz que não autorizou Rocha Loures a receber dinheiro em seu nome

Brasil  Postado por Aline Souza - 18/01 22:44h
Temer diz que não autorizou Rocha Loures a receber dinheiro em seu nome

Foto: Divulgação

Nas respostas enviadas à Polícia Federal hoje (18), o presidente Michel Temer negou qualquer favorecimento à empresa Rodrimar S/A por meio da edição do chamado Decreto dos Portos. O presidente também afirmou não ter recebido doações, contabilizadas ou não, de empresas do grupo Rodrimar.Temer também afirma não ter feito qualquer pedido para que recebessem em seu nome valores em retribuição à edição do decreto e critica as perguntas feitas pela PF no interrogatório. “Nunca solicitei que os srs. Rodrigo Rocha Loures, João Batista Lima Filho ou José Yunes recebessem recursos em meu nome em retribuição pela edição de normas contidas no Decreto dos Portos. Reitero a agressividade, o desrespeito e, portanto, a impertinência, por seu caráter ofensivo, também dessa questão, tal como das anteriores”, escreveu.Nas respostas enviadas à Polícia Federal hoje (18), o presidente Michel Temer negou qualquer favorecimento à empresa Rodrimar S/A por meio da edição do chamado Decreto dos Portos.

Comente agora

Pesquisa aponta recorde de mortes por homofobia no país em 2017

Brasil  Postado por Aline Souza - 18/01 18:39h
Pesquisa aponta recorde de mortes por homofobia no país em 2017

Foto: DR

Em 2017, 445 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs) foram mortos em crimes motivados por homofobia. O número representa uma vítima a cada 19 horas. O dado está em levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), que registrou o maior número de casos de morte relacionados à homofobia desde que o monitoramento anual começou a ser elaborado pela entidade, há 38 anos. Os dados de 2017 representam um aumento de 30% em relação a 2016, quando foram registrados 343 casos. Em 2015 foram 343 LGBTs assassinados, contra 320 em 2014 e 314 em 2013. O saldo de crimes violentos contra essa população em 2017 é três vezes maior do que o observado há 10 anos, quando foram identificados 142 casos. Também nesta quinta-feira (18) a organização não governamental Human Rights divulgou um relatório a respeito da violação dos direitos humanos no Brasil. O documento destaca que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu 725 denúncias de violência, discriminação e outros abusos contra a população LGBT somente no primeiro semestre de 2017.

Comente agora

Jovem presa por tráfico faz 'biquinho' para foto em delegacia de MT

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 17:47h
Jovem presa por tráfico faz 'biquinho' para foto em delegacia de MT

Um grupo de seis pessoas foi preso nesta quarta-feira (17) em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, acusado de manter uma boca de fumo dentro de uma casa. Uma das suspeitas, Karolina Arruda Bezerra, de 22 anos, chamou atenção por fazer pose e "biquinho" ao ser fotografada na delegacia. As informações são do G1. Nas redes sociais, Karolina diz ser estudante de direito. Foram detidos Nathanael da Costa Moraes, de 23 anos, Jéssica Dantas Viegas, de 27 anos, Rayane de Lima Souza, de 18 anos, Rafael de Souza Silva, de 20 anos. Uma adolescente de 16 foi apreendida, suspeita de integrar o bando. De acordo com a polícia, Jéssica foi apontada como proprietária da boca de fumo. Os outros detidos seriam clientes do local. Os agentes encontraram porções de cocaína com os suspeitos. A casa tinha instrumentos usados na venda da droga.

Comente agora

Período entre 2015 e 2017 foi o mais quente já registrado, alertam agências

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 18/01 17:17h
Período entre 2015 e 2017 foi o mais quente já registrado, alertam agências

Em um sinal claro das mudanças climáticas, causadas pela concentração de gases estufa, os anos entre 2015 e 2017 foram os mais quentes já registrados. Os dados estão sendo publicados nesta quinta-feira, 18, pela Organização Meteorológica Mundial, pela NASA e outras cinco agências espaciais. O ano de 2016 continua com a marca recorde de temperaturas desde que começaram a ser colhidas de forma sistemática, em 1880. Mas 2017 passou a ser considerado como o ano mais quente sem a presença do El Niño. No ano passado, a temperatura média da superfície terrestre foi 1,1 graus Celsius acima da era pré-industrial, o mesmo nível registrado em 2015. Em 2016, o registrado apontava para 1,2 graus Celsius. “A tendência da temperatura de longo prazo é mais importante que o ranking individual de anos e o que vemos é uma tendência de alta”, afirma o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas. A OMM é uma das agências da ONU.

Comente agora

Justiça não autoriza transmissão ao vivo do julgamento de Lula

Brasil  Postado por Willyam Reis - 18/01 11:59h
Justiça não autoriza transmissão ao vivo do julgamento de Lula

A Justiça não autorizou a transmissão ao vivo do julgamento do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), marcado para o próximo dia 24, em Porto Alegre. Por conta disso, segundo o jornal Folha de S. Paulo, a TV Globo decidiu não alterar sua grade de programação, ao contrário do que fez em eventos políticos recentes como as votações do impeachment de Dilma Rousseff e das denúncias contra o presidente Michel Temer. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

Auditoria aponta risco na relação de ex-superintendente da Caixa com a Rodrimar

Brasil  Postado por Aline Souza - 17/01 21:55h
Auditoria aponta risco na relação de ex-superintendente da Caixa com a Rodrimar

Foto: José Patrício/Estadão

O relatório final de investigação independente realizada pelo escritório Pinheiro Neto aponta para o risco da relação de Giovanni Alves, ex-superintendente nacional de médias e grandes empresa (SUNGE), área à época sob tutela da vice-presidência ocupada por Geddel Vieira Lima, com a empresa Rodrimar. Segundo a investigação contratada pela própria Caixa, há risco de questionamentos na Justiça porque, “atualmente, há investigações judiciais para apurar se o Presidente da República Michel Temer possuía alguma relação com essa empresa”. A afirmação consta no relatório do Pinheiro Neto no item “Risco e conclusão” sobre Giovanni Alves.

Comente agora

Justiça rejeita ação de indenização de Temer contra Joesley Batista; presidente ainda terá de pagar R$ 60 mil

Brasil  Postado por Aline Souza - 17/01 21:30h
Justiça rejeita ação de indenização de Temer contra Joesley Batista; presidente ainda terá de pagar R$ 60 mil

Foto: Paulo Whitaker/Reuters

A 10ª Vara Cível de Brasília rejeitou um pedido do presidente Michel Temer para que o empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F, fosse condenado a pagar R$ 600 mil por danos morais. A decisão, proferida no último dia 12, foi divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Segundo o TJDF, foi decidido, ainda, que Temer terá de pagar R$ 60 mil, valor referente às custas processuais e aos honorários advocatícios. O presidente poderá recorrer, conforme o tribunal. O pedido de Temer foi apresentado em junho do ano passado após Joesley Batista, um dos delatores da Lava Jato, afirmar em entrevista à revista "Época" que Temer chefia "a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil".

Comente agora

SP: Manifestantes protestam contra o aumento das tarifas do transporte

Brasil  Postado por Aline Souza - 17/01 18:36h
SP: Manifestantes protestam contra o aumento das tarifas do transporte

Foto: Paula Paiva Paulo/G1

Manifestantes do Movimento Passe Livre (MPL) protestavam no início da noite desta quarta-feira (17) contra o aumento das tarifas do transporte em São Paulo. O ato era acompanhado de perto pela Polícia Militar. Às 18h30, os manifestantes ocupavam totalmente o cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Cidade Jardim, na Zona Oeste. O protesto seguia pacífico. Inicialmente, o ato foi marcado para começar perto da casa do prefeito João Doria (PSDB), na Rua Itália, nos Jardins, bairro nobre da capital. No meio da tarde, os manifestantes anunciaram a mudança do ponto de concentração para a Faria Lima. Manifestantes fazem ato contra aumento de passagens na Faria Lima, em SP. 

Comente agora

Deputado denuncia personal trainer por suposto assédio à filha em MT

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 17:06h
Deputado denuncia personal trainer por suposto assédio à filha em MT

Uma adolescente de 14 anos, filha do deputado estadual de Mato Grosso Pedro Satélite (PSD), pode ter sido vítima de abuso sexual cometido pelo personal trainer Eraldo Martinelli. A esposa do político publicou nas redes sociais foto do suposto suspeito denunciando o crime. “Achava que ia mexer com minha filha de 14 anos?! Vai se tratar! Tenho as conversas que ela me mostrou”, diz trecho da publicação. Uma queixa já foi registrada contra o profissional de educação física. Um inquérito também foi aberto na Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Dedica) de Cuiabá para investigar o caso.

Comente agora

Bolsa Família ‘escraviza as pessoas’ e Minha Casa Minha Vida foi ‘mal feito’, diz Maia

Brasil  Postado por Letícia Oliveira - 17/01 16:04h
Bolsa Família ‘escraviza as pessoas’ e Minha Casa Minha Vida foi ‘mal feito’, diz Maia

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, disse na manhã desta quarta-feira em Washington, onde participa da agenda oficial, que o Bolsa Familia "escraviza" as pessoas. Em um tom eleitoral — embora diga que ainda não é candidato por causa de sua pequena performance nas pesquisas, Maia disse que é um mito que Lula fez um bom governo social. — Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego. A cidadania é um emprego, a cidadania não é depender do Estado brasileiro — disse ele em uma palestra no Brazil Institute do Wilson Center, na capital americana.

Questionado pela imprensa após a sua fala, ele disse que defende melhorias no programa e que o que escraviza as pessoas no Bolsa Família é a dependência que ele caus — Escraviza pela dependência das pessoas. Se você não tem uma porta de saída, você gera uma dependência. Essa dependência atrela as pessoas ao Estado. A alternativa é gerar as condições para que a pessoa deixe de ser dependente do Estado — disse ele, que defendeu portas de saída do programa. — Se você está apenas dando o Bolsa Família e não gerando obrigação verdadeira para essa pessoa, está transformando a pessoa em dependente. O ideal é que todos os programas sociais tenham as condições para que o programa esteja vinculado a políticas públicas, que deem condições para todos os cidadãos.

Comente agora

Mega-Sena vai sortear R$ 12 milhões nesta quarta

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/01 08:33h
Mega-Sena vai sortear R$ 12 milhões nesta quarta

A Mega-Sena poderá pagar um prêmio de R$ 12 milhões nesta quarta-feira (17) para quem acertar as seis dezenas. O concurso 2.005 será realizado às 20h (horário de Brasília) em Itupeva, São Paulo. De acordo com o G1, se o sorteio tiver um ganhador único, o investimento do valor na poupança renderia mais de R$ 51 mil a cada mês. Lembrando que a aposta mínima custa R$ 3,50 e pode ser feita até às 19h (de Brasília), em qualquer lotérica do país. (Noticias ao Minuto)

Comente agora

RS quer fechar prédios públicos para julgamento de Lula

Brasil  Postado por Willyam Reis - 17/01 07:19h
RS quer fechar prédios públicos para julgamento de Lula

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul pediu o fechamento de todos os prédios públicos do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque da Harmonia, no entorno da sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A 8ª Turma Penal da Corte vai analisar, no dia 24, um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da Lava Jato em Curitiba, no caso do triplex no Guarujá (SP). A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta terça-feira, 16, ao site Poder 360 que, "para prender Lula, vai ter que matar muita gente". Em uma rede social, ela ainda bateu boca com o prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Jr. (PSDB). A uma semana do julgamento, o esquema de segurança foi reforçado em Porto Alegre. O efetivo foi aumentado na área do tribunal. A Brigada Militar está de prontidão no local e equipes da Polícia Federal e até do Exército já estão em atividade. Estão previstas manifestações contra e a favor do petista.

Comente agora

Ministro diz que bandeira verde nas contas de luz deve ser mantida até março

Brasil  Postado por Aline Souza - 16/01 22:32h
Ministro diz que bandeira verde nas contas de luz deve ser mantida até março

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse nesta terça-feira (16) que a bandeira tarifária verde deve ser mantida até o fim de março deste ano. Segundo ele, o volume de chuvas acima da média no fim de 2017 contribui para melhora no cenário dos reservatórios das usinas hidrelétricas. “O sistema [elétrico nacional] é interligado, e a gente veio de cinco ou seis anos de chuvas abaixo da média nos maiores reservatórios, mas os resultados de novembro e dezembro e dos primeiros dias de janeiro têm sido muito animadores”, explicou o ministro.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com