As comentadas

Boa tarde , Quarta-feira, 23/04/2014









Enquete



Reflita

Blog

30
Abr
Publicidade:
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:59h

Comente agora
23
Abr
MP italiano opina pela extradição de Henrique Pizzolato ao Brasil
Postado por: Letícia Oliveira / 13:20h

O Ministério Público da Itália se manifestou a favor da extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão do PT. O parecer será levado em consideração pelos juízes do Tribunal de Bologna para análise do pedido de extradição feito pelo governo brasileiro. A informação foi publicada nesta quarta-feira (23) pelo jornal "Estado de S.Paulo" e confirmada pela Procuradoria Geral da República. No ano passado, depois de ser condenado a 12 anos e 7 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Pizzolato fugiu para Itália e foi preso no dia 5 de fevereiro por uso de documento falso. O governo brasileiro, então, pediu ao governo italiano a extradição para que o ex-diretor do BB cumpra pena no Brasil pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. O pedido do MP italiano foi feito no começo de abril.

Comente agora
23
Abr
Está se preparando para casar? Então, passe antes no Salão Dyca Fashion. Confira novas fotos!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:19h

Com mais de 12 anos de experiência, a empresária Dilmare Lessa procura sempre se aperfeiçoar e buscar novidades para seus clientes. Recentemente tomou curso de cabelereiro em Barcelona, Madri, Portugal e onde se especializou em maquiagem e penteados para noivas. O salão tem um atendimento diferenciado para que pretende se casar, debutantes, madrinhas e outros.Tudo que você precisar para deixar seu momento mais atraente o salão te oferece. Além da maquiagem e penteado, você pode usufruir de um bellísimo espaço todo caracterizado para noivas. Ligue e marque seu horário ou mês, o Dyca Fashion vai até a sua casa para lhe atender. O Salão de Beleza Dyca Fashion tem como missão fazer o cliente feliz. Aqui você está em boas mãos!

Endereço: Rua Francisco Manoel, próximo aos Correios, 1º Andar – Santo Antonio de Jesus/BA - Telefone: (75) 3631-2633

Comente agora
23
Abr
SESC de Santo Antonio de Jesus apresenta Duo Cancionâncias com o Sonora Brasil
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:19h

Comente agora
23
Abr
Edir Macedo terá vida contada no cinema
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 13:18h

A Igreja Universal do Reino de Deus e a Rede Record planejam contar a vida de Edir Macedo em um longa metragem que será exibido nos cinemas brasileiros. Edir Macedo lança ainda este ano a terceira e última parte de sua biografia, Nada a Perder, as duas primeiras edições bateram recordes de venda em diversas partes do mundo e se tornaram best seller no Brasil. O roteiro do filme terá as três edições do livro como base, contando desde a conversão de Macedo, passando pela fundação da Igreja Universal do Reino de Deus, a compra da Rede Record e a expansão do ministério que hoje está presente em mais de 150 países. O filme será uma produção da Record Entretenimento e deve custar cerca de 5,1 milhões para ficar pronto. O orçamento é tão alto quanto a expectativa do retorno obtido com a produção, pois de acordo com o site “Notícias da TV” a intenção é colocar o filme entre os dez mais vistos de toda a história do cinema nacional. A megaprodução já começou a ser desenhada e a Record já tem alguns nomes de atores que poderão fazer parte deste projeto. O ator Wagner Moura está sendo cotado para fazer o papel principal do filme que deve estrear em 2016. O diretor do filme Tropa de Elite, José Padilha, chegou a ser chamado para dirigir o filme, mas se recusou alegando falta de tempo por conta de outros compromissos assumidos. A Record Entretenimento deve fechar a ficha técnica antes da inauguração do Templo de Salomão, previsto para junho deste ano, para iniciar as gravações do longa. 

Comente agora
23
Abr
Polícia investiga comerciantes que retêm cartões de aposentados em Ubatã
Postado por: Letícia Oliveira / 13:16h

Alguns comerciantes na cidade de Ubatã, no sul baiano, são investigados pela Policia Civil suspeitos de reter cartões bancários e do programa Bolsa Família para garantir pagamento de conta dos clientes. De acordo com o delegado da cidade, Adelino Loyola, os comerciantes faziam vendas que seriam pagas posteriormente e, como garantia do pagamento, os cartões ficavam retidos no comércio. O delegado diz que o caso se configura em crime previsto no Estatuto do Idoso, que prevê no artigo 104 a proibição da prática. Ainda segundo o Loyola, somente os idosos proprietários dos cartões são considerados vítimas, já que a prática não se configura como extorsão. A pena para quem reter a tarjeta magnética de conta bancária relativa a benefícios, pensão do idoso, Bolsa Família, assim como qualquer outro documento com a finalidade de garantir o recebimento ou ressarcimento de dívida, é de detenção de seis meses a dois anos, além do pagamento de multa. (BN)

Comente agora
23
Abr
Ingestão de analgésicos pode causar intolerância a glúten
Postado por: Anacley Souza / 13:02h

Quando as pessoas sentem dor de cabeça, a primeira reação é, por vezes, tomar analgésicos. As drogas se tornaram parte integrante da vida cotidiana e poucos avaliam a possibilidade de efeitos nocivos por causa do uso regular à saúde. O ibuprofeno é conhecido por irritar o intestino e pelo risco de provocar úlceras estomacais. Uma pesquisa descobriu que a substância pode estar ligada também ao desenvolvimento da doença celíaca, intolerância a glúten. As informações são do Daily Mail. Uma análise dos últimos 20 anos de pesquisa em fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno, sugeriu que as drogas estão ligadas à síndrome do intestino solto, ou seja, deixa as paredes dos intestinos mais permeáveis. Os estudiosos afirmaram que os medicamentos podem causar inflamação intestinal. A inflamação intestinal e permeabilidade causada por AINEs é um problema, pois permite que substâncias tóxicas vazem para a corrente sanguínea. Quando isso acontece, uma resposta autoimune pode ser acionada, o que impede a digestão e a absorção eficaz de nutrientes, segundo os pesquisadores. Quando o intestino é mais permeável do que deveria ser, também pode eliminar glúten no sangue. Em pessoas que têm predisposição para a doença celíaca, os cientistas acreditam que o processo pode levar a reações adversas à substância. Entre as consequências, estão diarreia, inchaço, flatulência, dor abdominal, perda de peso e cansaço. A doença celíaca é autoimune, o sistema imunológico ataca erroneamente tecidos saudáveis. Não há cura, mas uma dieta sem glúten pode ajudar a controlar os sintomas e prevenir complicações a longo prazo. (Terra)

Comente agora
23
Abr
Corrida que proíbe uso de roupas tem inscrições abertas
Postado por: Anacley Souza / 12:56h

Uma corrida que será realizada em Portugal une o gosto pela prática esportiva e pelo nudismo. A segunda edição da corrida dos nudistas acontece no dia 24 de maio, na praia do Meco, na cidade de Sesimbra, e reúne homens e mulheres que queiram sentir a brisa do mar no corpo enquanto correm. As inscrições estão abertas através do email legua.nudista@gmail.com e o custo é de 7,5 euros. O percurso da prova tem 5km e é todo pela areia. Os participantes não podem usar nenhum tipo de roupa, mas podem correr com meias, tênis ou chapéu. Para as mulheres que têm seios mais avantajados, é permitido usar um top, mas bem discreto. O número de cada corredor é fixado no pulso, em uma pulseira. Não é possível usar pochete.(IBahia)

Comente agora
23
Abr
Estrangeiros pedalam dos Estados Unidos ao Brasil para ver a Copa
Postado por: Anacley Souza / 12:53h

Eles não estão preocupados com o preço das passagens de avião para ver os jogos da Copa. Nem em como conseguir descobrir como chegar nas cidades dos jogos de ônibus. Ike Manobla e Henry Flaig resolveram vir de São Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, até o Brasil pedalando, para ver os jogos da Copa do Mundo. Eles já estão há 5 meses na estrada e passaram pelo México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. "Eu tenho ingresso para os jogos dos Estados Unidos, contra Gana, Portugal e Alemanha. Vou passar por Natal, Manaus e Recife. Ike tem ingresso para um jogo em Cuiabá, Chile contra Austrália", conta Henry. O trajeto planejado no Brasil segue o rio Amazonas, saindo do Peru e passando principalmente por cidades pequenas. "Eu queria ir para a Copa do Mundo do Brasil desde que ela foi anunciada, há 5 anos. Não sei porquê, mas a paixão já estava dentro de mim anos antes de eu me comprometer a fazer essa viagem", diz o americano descendente de alemães. O frio na barriga começou com a classificação dos Estados Unidos, que não foi fácil. "Fui ver um dos jogos classificatórios, contra Costa Rica, disputado num dia de tempestade de neve. Tinha tanta neve que não dava para ver o gol do outro lado do campo. Mais um jogo, contra o México, e qualificamos. Eu pirei: não só ia para o Brasil, mas ia ver minha seleção jogar", empolga-se Henry. A ideia original de Henry era fazer um mochilão, mas no meio tempo ele descobriu as viagens de bicicleta e se apaixonou. Conheceu o parceiro de viagem Ike, no curso de Turismo Sustentável, na Universidade do Estado do Colorado. Durante uma apresentação sobre formas alternativas de turismo, Henry comentou que pretendia ver a Copa do Mundo no Brasil de bike. "Ike 'pirou' na hora e falamos sobre a viagem depois da aula. Viajando de bike você tem a experiência completa. De avião e ônibus, você está tão rápido que perde a essência dos lugares." O projeto virou o Sustainably South, algo como "Rumo ao Sul de forma sustentável".

Comente agora
23
Abr
Publicidade:
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:50h

Comente agora
23
Abr
Criança dá entrada na Unidade de Queimados do HRSAJ
Postado por: Anacley Souza / 12:48h

Uma criança de apenas 6 anos, de iniciais I. R., está internada na Unidade de Tratamento para Queimados do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Residente na cidade de Santa Terezinha, o menino deu entrada na Unidade com graves queimaduras na região facial e torácica. Segundo Paulo Dias, o pai, o menino brincava com o irmão mais novo de acender a churrasqueira. Eles simulavam colocar álcool e atear fogo. “eles estavam sozinhos no quintal, só ouvimos os gritos”, recorda. O menino foi atendido primeiramente em hospital da região sendo transferido para a UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) do Hospital Regional. A criança deu entrada com o rosto bastante inchado e com diversas lesões e está sendo assistido pela equipe médica. O menino passou por procedimento cirúrgico e continua internado, seu quadro de saúde não foi revelado.

  1. Redação: Voz da Bahia
Comente agora
23
Abr
1 em cada 5 professores de 6° a 9° ano não fez curso superior, diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 12:46h

Em 2013, 21,5% dos professores brasileiros que davam aulas nos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano) não fizeram ensino superior. Dos profissionais em sala de aula nessa fase de ensino, 35,4% não são habilitados para dar aula, ou seja, não fizeram licenciatura. Os dados são do Censo Escolar e foram compilados pela ONG Todos pela Educação. No ensino médio, 22,1% dos professores brasileiros não fizeram licenciatura. São administradores, advogados ou profissionais com alguma formação de ensino superior que estão na escola dando aulas de física, química, matemática e educação física, entre outras. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, todos os docentes de ensino fundamental e médio deveriam ter diploma de ensino superior em pedagogia ou uma licenciatura para estar em sala de aula. No entanto, o Brasil ainda não conseguiu superar o déficit de formação do professorado. (BOL)

Comente agora
23
Abr
Mulher morre ao sofrer descarga elétrica enquanto estendia roupas
Postado por: Anacley Souza / 12:45h

Uma mulher de 48 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica ao estender roupas em um fio desencapado na área externa de casa, no bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista, a 517 km de Salvador. O incidente, que resultou na morte de Maria José Rocha de Souza, ocorreu na tarde de terça-feira (22), mas só foi confirmado pela polícia nesta quarta-feira (23). Segundo informações de agentes da 10ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin), na tentativa de socorrer a mãe, a filha de Maria José também sofreu um choque elétrico, mas sem danos físicos. A mulher, que era cabeleireira, morreu na hora. O corpo foi liberado do Departamento de Polícia Técnica ainda na terça-feira (22). Não há informações sobre o enterro da vítima.(G1 Bahia)

Comente agora
23
Abr
Cirurgião geral tira dúvidas da população no Voz da Bahia
Postado por: Letícia Oliveira / 12:40h

O cirurgião geral Dr. Antônio Carlos foi entrevistado no Programa Acorda Cidade da Recôncavo FM e respondeu a perguntas da população relacionadas ao baço e a tireoide. Confira:

Pergunta – Algumas pessoas que fazem exame tem o resultado de que o baço está com dimensões um pouco elevadas, por que isso ocorre?

Dr. Antônio Carlos – Se esse baço está aumentado, mas não tanto assim, isso não tem nenhum significado clínico. Nós vivemos na região endêmica para esquistossomose que com o tempo na parte crônica pode haver aumento do baço, chamamos isso de hipertensão portal, que está associada também ao aumento da circulação colateral a nível de esôfago. O paciente que tem um pequeno aumento do baço, digamos 10% do peso normal, não precisa ficar preocupado com nada, não é preciso fazer cirurgia. O processo cirúrgico só é necessário quando esse aumento é muito grande chegando a 650g ou 800g e vem acompanhado de varizes no esôfago com possibilidade de ruptura e sangramento. Outro caso também é com aqueles pacientes que tem baço aumentado e plaquetas baixas. O baço é um órgão que normalmente faz uma filtragem do sangue, quando o paciente tem esse órgão aumentado de tamanho por algumas doenças começa a retirar grandes quantidades de plaquetas do sangue e o paciente tem o risco de ter sangramento ou hemorragia.

Pergunta – Tive um pouco de aumento na TSH (do inglês, Thyroid-Stimulating Hormone), ou seja, a minha tireóide também está elevada. Nesse caso o que ocorre?

Dr. Antônio Carlos – O paciente sempre fica preocupado com a alteração em um desses hormônios, então para avaliarmos a função tireoidiana fazemos em média 3 a 4 exames, geralmente fazemos o TSH, que é o hormônio produzido a nível do cérebro numa região chamada hipófise, ele regula a produção ou não de hormônios pela glândula de tireóide. Se você é um atleta, fez uma corrida de duas horas e o organismo precisou de tiroxina, que é o hormônio que vai metabolizar os alimentos e a gordura para produzir energia para seu corpo, seu cérebro vai perceber isso e fazer com que seu hipófise produza uma quantidade maior de TSH para fazer com que essa tireoide produza mais tiroxina para seu metabolismo aumentar. Essas variações pequenas e temporárias de hormônios, seja o TSH, T3 ou T4 não tem nenhum significado clínico. Temos que ficar de olho no aumento gradual e contínuo, principalmente, do hormônio chamado T3 e T4, esses pacientes com essas taxas hormonais altas podem ter um hipertireoidismo. É aconselhável se consultar com um médico endocrinologista, as vezes até um cirurgião.

Comente agora
23
Abr
Bahia 'rebaixa' onze jogadores para o time B
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 12:38h

O processo de limpeza do elenco do Bahia ganhou corpo nesta terça-feira, 22, na reapresentação da equipe após a derrota na estreia do Brasileirão para o Cruzeiro por 2 a 1. Onze jogadores foram encostados e não fazem mais parte dos planos do tricolor. Da base, são o goleiro Renan; os laterais Madson e Jussandro; o volante Anderson Mello; o meia Ítalo Melo e os atacantes Rafael Gladiador, Nadson e Zé Roberto. Também foram para o chamado 'time b' o zagueiro Serjão, o meia Wangler e o atacante Marcão, que não são da base. Eles se juntam aos laterais Neto e Angulo no grupo de encostados, que agora conta com 13 atletas. O nome que mais chama a atenção na lista é o do lateral-direito Madson. Titular em dez partidas com Marquinhos Santos, o garoto da base teve um bom início de ano, mas acabou caindo na preferência com a chegada de Diego Macedo e, mais recentemente, de Roniery. O diretor de futebol do clube, Ocimar Bolicenho, informou que a escolha foi tomada para adequar o elenco à disputa da Série A. "Tivemos um critério estritamente técnico. A ideia desde o início era trabalhar com no máximo 32 jogadores. Os melhores são os que estão no grupo principal", disse. "A decisão foi tomada pelo departamento de futebol, não por uma pessoa específica", afirmou, isentando o técnico Marquinhos Santos.

RETORNO: Ainda nesta terça, o clube anunciou que vai incorporar o atacante Erick, voltando de empréstimo à União Barbarense, ao time principal.

Comente agora
23
Abr
Quer ter um sorriso perfeito? Venha para Neoimplant
Postado por: Letícia Oliveira / 12:35h

 

Consiste basicamente no deslocamento da margem gengival em sentido contrário à coroa dentária, levando a exposição do tecido radicular. É uma alteração que pode estar associada a vários fatores como: força excessiva durante a escovação dos dentes, sobretudo com o uso de cerdas duras. A consequência clínica não demora a aparecer, veja:

Se o paciente apresentar sorriso alto (mostrando mais gengiva ) o comprometimento estético pode gerar situações de desconforto e constrangimento ao sorrir. 
Há casos, onde o dente pode ficar muito alongado e desproporcional no arco, onde a queixa do paciente é a seguinte:" estou com a sensação de dente crescido", veja:
8 comentários
23
Abr
Homem é condenado por invadir casa para lamber pés de idosa
Postado por: Anacley Souza / 12:32h

Um fetichista francês de 54 anos foi condenado a 18 meses de prisão por entrar à força na casa de uma idosa em Belfort, no noroeste da França, para acariciar, fungar e lamber os pés da vítima. A mulher, que não apareceu na audiência judicial, revelou o caso via promotoria dizendo que tinha sido vítima de "violências psicológicas" por parte de Patrice Vergon, com antecedentes por agressão sexual, segundo informou nesta quarta-feira a edição digital do jornal "L'Est Républicain". Os fatos aconteceram na madrugada de 16 para 17 de abril, quando o agressor, alcoolizado e sob os efeitos de remédios tranquilizantes, tocou insistentemente a campainha do domicílio de uma senhora, de 75 anos. A mulher abriu a janela da cozinha e Vergon entrou à força na casa, evitou que sua vítima chegasse ao telefone e a obrigou a se dirigir a seu dormitório, onde se dedicou a cheirar, lamber e acariciar seus pés. A senhora, sufocada, convenceu seu agressor para que desse um inalador e aproveitou uma distração para pulsar o botão de alarme de seu telefone e alertar sua família. O homem então fugiu e se levou consigo um par de sapatos da idosa.

Comente agora
23
Abr
S. A. de Jesus: Responsável pela merenda escolar diz que as denuncias de falta de lanche no Ernesto Dantas não são verdadeiras
Postado por: Anacley Souza / 12:30h

Após denúncias feitas por pais de alunos que a Escola da Rede Municipal de ensino do Alto Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus está sem merenda escolar, a nutricionista Joseane Souza em entrevista a Recôncavo FM, informou que diante da situação, a Secretaria de Educação foi até a escola Ernesto Dantas, e confirmou que existe merenda na instituição e que são dispostas todos os dias, tornando assim inverídica a denuncia, “estivemos na escola e nos certificamos se havia realmente falta de merenda. O diretor nos informou que a distribuição é arranjada diariamente”, relatou. Diante disso, Joseane retifica que a merenda escolar está disposta nas unidades e não existe falta de merenda em nenhuma escola da rede municipal de ensino.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora
23
Abr
Chapa oposicionista começa pré-campanha ao governo por Vitória da Conquista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:28h

A chapa oposicionista que vai concorrer ao governo do estado nas eleições de outubro, encabeçada pelo democrata Paulo Souto, dará a largada em sua pré-campanha eleitoral já neste sábado (26), quando se encontrará, na cidade de Vitória da Conquista, com os partidos de oposição da região. Além do pré-candidato ao governo, também estarão presentes no evento seu vice, Joaci Góes (PSDB), o pré-candidato ao Senado Federal Geddel Vieira Lima (PMDB) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). O peemedebista Geddel Vieira Lima comentou, por meio de sua página no Twitter, o encontro. "Sábado, eu, Paulo Souto e Joaci Góes, estaremos a partir das 9:30 em Vitória da Conquista. Será a largada da nossa caminhada pelo interior do estado rumo a uma grande vitória em Outubro. Vamos discutir a Bahia e falar de futuro. Nos acompanhará também o Prefeito ACM Neto. Peço aos amigos da região que divulguem", escreveu. 

Comente agora
23
Abr
Índice de produtos Agrícolas registra alta nos preços em março
Postado por: Anacley Souza / 12:24h

O Índice de Commodities Agrícolas da Bahia (Icab-SEI) acompanhado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan) registrou em março sua quinta alta consecutiva, com taxa de 2,4% acima do mês anterior. O indicador chegou aos 110,8 pontos, sendo que seis dos dez produtos agrícolas que compõem o índice tiveram alta nos preços, outros três registram queda, e somente o milho permaneceu com o mesmo preço do mês de fevereiro. A elevação acorreu devido à continuidade do aumento do café, mamão, manga e uva, além da alta mensal do feijão e da laranja. Algodão, cacau e soja apresentaram queda em seus preços. Entretanto, na comparação com fevereiro de 2013, o Icab apresentou uma queda de 24,76%. O feijão apresentou forte alta em seu preço (78,28%). Os bons resultados da terceira safra de 2013 parecem não ter conseguido segurar a demanda pelo produto. Algumas regiões produtoras do Brasil passam por condições climáticas adversas, o que, consequentemente, provoca redução da oferta. Mas, na comparação com o mesmo mês do ano passado, existe um queda no preço de 48,62%. Os preços do café aumentaram novamente no mês de março, chegando a R$ 405,00 por saca (60 quilo). O produto continua a escalada de alta de preço, subindo em 31,57% seu preço em março. Isso se dá pela continuidade da falta de chuvas que as regiões produtoras têm enfrentado. A perspectiva dos produtores é que o preço aumente ainda mais, por perdas na produção. Outra prova disso é que, na comparação com o igual período de 2013, a alta é de 35,75%.

Chuvas : A uva apresentou uma alta de 17,84% em seu preço no mês de fevereiro, em comparação a janeiro. A falta de chuvas que está acontecendo no sul do Brasil tem provocado perdas na produção de uva da região. Assim, o produto está tendo uma demanda maior que a oferta.

Comente agora
23
Abr
"Nunca orei tanto em minha vida"; fala médico de S. A. de Jesus sobre recuperação de saúde do filho
Postado por: Anacley Souza / 12:18h

Cerca de um mês atrás, Magno Couto, filho de Dr. Gilvandro Couto, mais conhecido como Dr. Gil sofreu um grave acidente quando passeava com amigos em um quadriciclo. Em entrevista a Andaiá FM, Dr. Gil falou sobre o fato e agradeceu o apoio e as inúmeras orações recebidas para a melhora do estado de saúde de seu filho. De acordo Couto, o acidente aconteceu de forma trágica quando seu filho perdeu o equilíbrio ao passar por uma ponte, “ele estava paramentado, usando equipamento de segurança. Quando caiu, ele bateu o rosto em uma pedra dentro de um rio e corpo quase foi carregado pela correnteza”, recorda. Magno ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com previsão de alta para no mínimo seis meses, mais com o apoio da família e amigos e o suporte dado pelas equipes médica, pode com graça reverter seu quadro clínico, “ele sofreu várias lesões no cérebro, a partir dai ficamos mais apreensivos, pois não é fácil transferir um paciente aqui na Bahia”, falou.

De acordo Dr. Gil, as previsões dos médicos não eram acolhedoras, pois dizia que ele precisaria de reabilitação, “todos os médicos afirmavam que Magno precisaria de tempo para se recuperar, 20 dias de UTI, mais 30 dias sendo monitorado por causa das lesões no cérebro, mais 4 meses de reabilitação para que ele voltasse a ser o que era antes”, contabiliza. Feliz com a recuperação do filho, Couto agradece o apoio recebido, “foram tantas orações. Nunca orei tanto em toda minha vida. Temos um só Jesus, então agradeço a todos que oraram pela recuperação de meu filho”, concluiu emocionado.

  1.  Redação:  Voz da Bahia  - Anacley Souza
Comente agora
23
Abr
Atualizado protocolo para manejo de infecção por HIV em crianças
Postado por: Anacley Souza / 12:17h

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (23) no Diário Oficial da União aprova protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para o manejo da infecção por HIV em crianças e adolescentes. De acordo com o texto, a pasta levou em consideração a necessidade de se atualizarem as recomendações sobre o manejo da infecção pelo HIV em crianças e adolescentes no Brasil e de diretrizes nacionais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com a infecção. Ainda segundo a pasta, também foram consideradas a necessidade de definição de linhas de tratamento antirretroviral e a importância da ampliação do uso estratégico de antirretrovirais no Brasil. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes está disponível na internet. O documento é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas secretarias de saúde de todos os estados e municípios. “É obrigatória a cientificação do paciente, ou do seu responsável legal, dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso da terapia antirretroviral e para fins de dispensação dos medicamentos nele previstos”, informou o ministério. A portaria entra em vigor hoje.(Agência Brasil)

Comente agora
23
Abr
Impostos sonegados em 2014 dariam para fazer 5 milhões de postos de saúde
Postado por: Anacley Souza / 12:12h

Os brasileiros já sonegaram mais de R$ 150 bilhões em impostos, desde o início de 2014. É dinheiro suficiente para construir 5 mil presídios de segurança máxima, mais de 5 milhões de postos de saúde equipados, 3 milhões de postos policiais equipados, 11 milhões de salas de aula e equipá-las, asfaltar 1,5 milhão de quilômetros de estradas, pagar os salários anuais de 7,5 milhões de professores do Ensino Fundamental, comprar quase 2 milhões de ambulâncias ou 1 milhão de ônibus escolares. Os números serão apresentados em Salvador nessa quinta-feira (24/4) e na sexta (25), durante o II Encontro Nacional dos Procuradores Fiscais, no Fiesta Convention Hotel. O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre a necessidade de mudanças no sistema tributário e levar ao Congresso Nacional propostas de Reforma Tributária, no âmbito da redução da tributação indireta, contemplando a ampliação da base contributiva através do incentivo às atividades produtivas e do fortalecimento ao combate à sonegação fiscal. “É preciso refletir sobre o efetivo combate à sonegação e um sistema de cobranças de impostos mais justo”, declara o procurador do Estado da Bahia e diretor da APEB-Associação de Procuradores do Estado da Bahia, Cláudio Cairo Gonçalves. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
23
Abr
Começou a Liquiloucura da Passo a Passo Calçados em Santo Antonio de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:12h

Começa nesta quarta-feira (23) a tão esperada liquidação em Santo Antonio de Jesus. Na Liquiloucura da Passo a Passo Calçados você vai encontrar Sapatos masculinos, femininos, Tênis e Sandálias. Não fique de fora, vá correndo e compre o seu. Nas compras acima de R$ 140,00 reais, você pode dividir em 4x no cartão de crédito ou crediário próprio.

Passo a Passo Calçados, seus pés no caminho certo!

Endereço:  Rua Gorgônio José de Araújo, nº 64 – Centro – Santo Antônio de Jesus - BA.  Telefone: (75) 3631 - 2736 

Comente agora
23
Abr
Prorrogadas inscrições do concurso da Universidade Federal do Oeste
Postado por: Anacley Souza / 11:58h

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) prorrogou as inscrições do concurso público para servidores técnico-administrativos até o dia 30 de abril. Ao todo são 152 vagas para cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 2.039,89 a R$ 3.392,42. As provas serão aplicadas no dia 1ª de junho. Outras informações sobre o concurso podem ser conferidas no edital completo, publicado no site da instituição. As vagas disponíveis são para atuar nas cidades de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. O valor da inscrição para nível superior custa R$ 100 e R$ 80 para nível intermediário (cursos médio e profissionalizante). São vagas para graduados em diversas áreas de atuação como: Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura e Urbanismo, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jornalista, Médico Clínico, Nutricionista, Pedagogo, Programador Visual, Psicólogo, Secretário Executivo e Técnico em Assustos Educacionais. Dentre os cargos para nível médio e técnico há vagas para Assistente de Administração, Técnico em Agropecuária, Técninco de Laboratório (Física, Química e Biologia), Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Tecnologia da Informação. Para se inscrever os candidatos devem acessar o site da instituição e escolher um cargo e um campus de atuação, para gerar o boleto de pagamento da taxa de inscrição. O concurso tem validade de seis meses.(TV Bahia)

Comente agora
23
Abr
Suzane von Richthofen não pode sair de regime fechado, diz novo exame
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:55h

Novo exame criminológico encomendado pela Justiça de São Paulo concluiu neste mês que Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por mandar matar os pais em 2002 na capital, ainda não está apta a progredir do regime fechado para o semiaberto, como quer a sua defesa. A informação foi apurada pelo G1. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) confirmou nesta quarta-feira (23) que o laudo criminológico acabou anexado ao pedido de progressão de regime e foi encaminhado ao Fórum de Taubaté, no interior do estado. Lá, a juiza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da 1ª Vara das Execuções criminais irá analisá-los. A magistrada decidirá se a presa continuará detida 24 horas por dia em Tremembé ou poderá sair de lá para trabalhar pela manhã, voltando à noite para dormir. Até esta manhã, ela não havia recebido os documentos. TJ não informou o resultado do teste. De acordo com a apuração da equipe de reportagem, o exame criminológico mostrou que Suzane não se arrependeu totalmente do crime que cometeu, nem tem planos para o futuro ou sequer fez curso profissionalizante na cadeia. O documento é assinado pelo psiquiatra forense Guido Palomba. 

Comente agora
23
Abr
Câmara chama Gabrielli para falar sobre refinaria
Postado por: Anacley Souza / 11:51h

Três comissões da Câmara dos Deputados aprovaram nesta quarta-feira (23) convites para que o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli explique aos parlamentares a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). Gabrielli comandava a estatal do petróleo em 2006, ano em que a companhia adquiriu metade da refinaria da empresa belga Astra Oil. A operação gerou prejuízo de US$ 530 milhões à Petrobras. O ex-presidente da estatal será convidado a prestar esclarecimentos aos colegiados de Relações Exteriores, Desenvolvimento Econômico e Fiscalização e Controle da Casa. Os integrantes da Comissão de Relações Exteriores também aprovaram convite para que o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró retorne à Câmara para dar mais detalhes sobre a aquisição da refinaria do Texas. Ele prestou depoimento na última quarta-feira (16) aos deputados federais. Por se tratar de convite, os antigos dirigentes da Petrobras podem optar por comparecer ou não à audiência com os parlamentares. Ao G1, o líder do PT, deputado Vicentinho (SP), afirmou que Gabrielli “está disposto” a prestar depoimento na Câmara. “Ele [Gabrielli] está muito seguro das declarações que tem e acho que há muito mais afinidade do que divergência entre as falas dele e da presidenta Dilma. Ele está disposto a vir”, ressaltou o líder petista.

Comente agora
23
Abr
Mosteiro de São Bento lança site com acesso grátis a 60 obras raras digitalizadas
Postado por: Anacley Souza / 11:34h

Em 1582, monges beneditinos portugueses fundaram o Mosteiro de São Bento da Bahia, o primeiro da nova colônia e um dos primeiros fora da Europa. Durante a imigração, os monges trouxeram manuscritos, iluminuras, livros, documentos históricos, cartas, testamentos, mapas, partituras musicais, desenhos e plantas de arquitetura que hoje compõem o acervo da Biblioteca do Mosteiro de São Bento. Algumas dessas preciosidades agora estão disponíveis para o público geral. Depois de um processo de restauração, o mosteiro lançou, ontem, o portal Livros Raros, que disponibiliza uma valiosa coleção com 60 obras raras da biblioteca digitalizadas e que podem ser acessadas gratuitamente através do site www.saobento.org/livrosraros. O projeto de recuperação, que durou cerca de dois anos, contemplou obras dos séculos XVI ao XIX que tratam não só de teologia como também de medicina, homeopatia, história, sociologia e literatura. Além de português, há textos em latim, francês, galego, es panhol, italiano e árabe - muitos não identificados em nenhuma outra biblioteca do mundo. Publicações como Comentario as Sentenças de Duns Scoto, do Fr. Nicolau de Orbellis, de 1503; e Suma Theologica Secundae, de São Tomas de Aquino, de 1534 - os textos digitalizados mais antigos , além da coleção Obras Completas de Luiz de Camões, de 1873; o compêndio Cartas Selectas, de Padre Antônio Vieira, de 1856; o Index Librorum Prohibitorum, do Papa Bento XIV, de 1764; e a Historia dos Judeos, de Flavio José, de 1793, podem ser lidas com apenas alguns cliques.

Comente agora
23
Abr
Óticas Wanderley Teixeira qualidade por meio de uma visão saudável. Confira as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:28h

Endereço: Rua Landulfo Alves, 95, Santo Antônio de Jesus - BA, 44571-380

Telefone:(75) 3631-7770

Comente agora
23
Abr
Após acusação de agressão, emissora quer rescindir contrato de Dado Dolabella
Postado por: Anacley Souza / 11:28h

A história sobre a suposta agressão a um coordenador de produção da novela 'Vitória', da Record, rendeu e o ator Dado Dolabella deve deixar a emissora em breve. Segundo informações da colunista Patrícia Kogut, do jornal 'O Globo', o departamento jurídico da Record enviou uma notificação ao artista na terça-feira (22), pedindo a rescisão do seu contrato. O vínculo de Dado com a emissora iria até maio de 2015. Por conta disso, ele ficará apenas sete dias no ar no folhetim. Tudo começou durante as gravações da trama, em Curação, quando Dado teria se envolvido em uma briga com Carlos Henrique Andrade Araújo. O coordenador registrou uma queixa em uma delegacia do Rio, acusando o ator de tê-lo empurrado depois de se irritar porque não havia café no set de filmagem. Em recente postagem nas redes sociais, Dado negou que tenha se envolvido em alguma confusão e fez uma ironia com o nome do jornal, chamando-o de 'jornal O Bobo': "Enquanto a concorrência desleal tenta minar nosso caminho, seguimos com vitória no coração!! Quanta mentira publicada em um jornal só... Kkkkkk se liga na fonte do KO: Jornal 'O Bobo'. Só rindo mesmo... O clima nas gravações são os melhores possíveis meus amores... Enquanto isso, com o meu primo Victor Bouças na melhor peixaria do Rio embrulhamos o peixe. A maioria é ele q vai pescar!!! 'A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso'".(IBahia)

Comente agora
23
Abr
TJ-BA inicia mutirão carcerário para avaliar situação de detentos na Bahia
Postado por: Anacley Souza / 11:19h

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deu início nesta terça-feira (22) ao mutirão carcerário para avaliar sentenças de detentos do sistema prisional do estado, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O mutirão termina no dia 16 de maio. No período, juízes criminais das comarcas da capital e do interior verificarão a concessão de benefícios previstos na Lei de Execuções Penais, como redução de pena, progressão de regime, liberdade condicional e até mesmo definitiva, em casos específicos avaliados por cada juiz. O juiz Edmar Fernando Mendonça, da 2ª Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Maranhão foi designado pelo CNJ para acompanhar os trabalhos na Bahia. O juiz Anderson de Souza presidirá o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do estado. Mendonça afirmou que os magistrados precisam participar das discussões sobre as dificuldades do sistema prisional a curto, médio e longo prazos. “Em 10 anos, o sistema carcerário saltou de 250 para 550 mil detentos”, disse. (Bahia Notícias)

Comente agora
23
Abr
Oi reajusta em 0,651% tarifas para serviço fixo comutado
Postado por: Anacley Souza / 11:05h

A Oi e sua controlada operacional, Telemar Norte Leste, informam que, conforme homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), reajustaram as cestas de tarifas para o Serviço Telefônico Fixo Comutado nas modalidades local e longa distância nacional em 0,651%. As novas tarifas entraram em vigor no último dia 18. Conforme o comunicado divulgado nesta quarta-feira, 23, as normas do contrato de concessão consideram o valor para o reajuste resultado da variação do Índice de Serviços de Telecomunicações, IST (índice setorial) de 5,42% no período de outubro de 2012 a novembro de 2013, e a aplicação do Fator X (fator de produtividade) médio, calculado pela Anatel, de 4,524%, como redutor deste índice setorial. As tarifas de interconexão local (TU-RL) foram reajustadas em 10,69%, a partir do último dia 17 de abril, para R$ 0,03554 na Telemar e R$ 0,03904 na Oi, sendo estes valores líquidos. Além disso, o valor do crédito para utilização dos telefones de uso público, os chamados orelhões, sofreu reajuste de 0,40% e passou a ser de R$ 0,126, líquido de impostos e contribuições sociais. As tarifas fixo-móvel (VC1, VC2, VC3) e a VU-M (valor de uso da rede móvel) não foram alteradas. (Agência Estado)

Comente agora
23
Abr
Universidade terá de corrigir contrato do Fies
Postado por: Anacley Souza / 10:55h

Após denúncias de irregularidades na adesão ao Financiamento Estudantil (Fies), do Governo Federal, o Grupo Educacional Uniesp terá de corrigir todos os contratos e conceder descontos para matriculados, com ou sem Fies. A instituição também não pode cobrar mensalidades de quem ingressou na expectativa de obter o benefício. As medidas fazem parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal, em São Paulo, e o Ministério da Educação. A instituição teria 3.744 estudantes que ingressaram na expectativa de conseguir descontos. Há denúncias de que o grupo cobrava preços diferenciados para alunos com o benefício e de que avisava os estudantes que pagaria as mensalidades. Em nota, o grupo informou "que não hesitará em cumprir todas as suas cláusulas". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comente agora
23
Abr
Policiais Civis realizam assembleia para decidir se fazem paralisação
Postado por: Anacley Souza / 10:51h

O sindicato dos policiais Civis da Bahia ( Sindipoc) participa de uma assembleia geral nesta quarta-feira (23), no auditório da Associação dos Funcionário Públicos(Afpeb), para discutir as seguintes reivindicações: avaliação da paralisação de 24 horas; novo modelo de Segurança Pública; aposentadoria especial para todos os policiais civis; reajuste salarial; e pagamento da URV.(Aratu)

Comente agora
23
Abr
Esquenta DIX Outono Inverno 2014
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:48h

Comente agora
23
Abr
Mãe morena com filho loiro é abordada por PM após ser denunciada como suposta sequestradora
Postado por: Anacley Souza / 10:47h

A dona de casa Fabiana Amaral Macenas, de 32 anos, não consegue segurar as lágrimas quando se lembra do que viveu no último dia 11 dentro do Shopping Recreio, na Zona Oeste do Rio. A mulher estava com o filho, de um ano e quatro meses, quando foi abordada por um policial militar fardado. O PM havia recebido a denúncia de uma dentista que trabalha no estabelecimento comercial. De acordo com informações passadas ao telefone 190, Fabiana estava em atitude suspeita e poderia ter sequestrado a criança. A dona de casa, no entanto, apenas esperava o marido acabar de pintar uma loja. "Cheguei no shopping às 10h30. Por volta de 16h, o policial chegou e perguntou se a criança era minha, se eu tinha documentação para provar. Foi muito humilhante e constrangedor. O policial me tratou como se eu fosse um lixo, só porque meu filho não é parecido comigo", lembra. Após explicar que tinha a certidão de nascimento em casa, Fabiana seguiu até a loja onde o marido prestava serviço. "Comecei a chorar e o policial foi atrás de mim. Todo mundo parou para ver. Foi preconceito, discriminação. Só por que eu não estava bem vestida?", desabafa. Enquanto aguardava o marido, a mulher circulou pelo estabelecimento, comprou biscoito num mercado e até amamentou a criança. Marido de Fabiana, Genivaldo Novaes de Freitas, de 32 anos, ficou revoltado com a situação. "Tenho vergonha de viver no Brasil. Minha esposa foi abordada como se fosse bandida. Meu filho é saudável, estava bem. Todo mundo ficou horrorizado", contou. Após preencher um boletim de ocorrência, o cabo Alexander Pereira Alves, do Batalhão do Recreio, liberou o casal. No documento, o policial afirmou que havia sido acionado para "verificar a presença de uma senhora com uma criança o dia inteiro no mesmo local". O caso foi registrado no Serviço de Atendimento ao Cliente do shopping. Fabiana contou que recebeu um telefone da direção do centro comercial com pedido de desculpas. (G1)

Comente agora
23
Abr
Band cogita colocar Datena como narrador principal na copa
Postado por: Anacley Souza / 10:37h

A Band começou a debater ontem quem vai substituir Luciano do Valle como narrador principal da emissora durante a Copa. Muitas hipóteses foram colocadas na mesa – inclusive a de colocar José Luiz Datena como o principal locutor durante o Mundial. Datena tem deixado claro em entrevistas recentes que não deseja mais fazer programas policiais. O início da carreira do apresentador foi justamente no esporte, onde atuou como repórter e depois locutor de várias modalidades esportivas.(Coluna Lauro Jardim)

Comente agora
23
Abr
"O volume de assassinatos cresceu muito", diz Wagner sobre greve da PM
Postado por: Anacley Souza / 10:27h

O aumento na violência durante as 43 horas de greve da Polícia Militar no Estado voltou a ser assunto para o governador Jaques Wagner (PT). Durante o programa de rádio 'Conversa com o Governador' desta semana, ele destacou as consequências registradas no período, com mais de 50 mortes e classificou como 'imprópria' a medida adotada pelos manifestantes, uma vez que as negociações poderiam ter sido realizadas sem a necessidade de uma paralisação, onde homens da própria categoria acabaram perdendo a vida. "O volume de assassinatos cresceu muito em relação a um igual período de normalidade, inclusive com a perda da vida de cinco policiais militares, que no seu dia a dia colocam a própria vida para defender a de todos. Então, eu realmente considero que foi totalmente impróprio, além de ser ilegal e inconstitucional", disse. Além disso, Wagner revelou que está levantando um balanço para analisar o melhor momento de suspender a 'Garantia da Lei e da Ordem', que fizeram com que as tropas das Forças Armadas assumissem a segurança da capital baiana e sua região metropolitana, antes de avaliar como um "avanço significativo para a categoria" as negociações sobre as bases salariais e gratificações da classe militar. "Espero que tenhamos uma normalização total, que já está acontecendo.

Comente agora
23
Abr
US$ 85 mi serão investidos na requalificação da Baía de Todos os Santos, afirma coluna
Postado por: Anacley Souza / 10:20h

Um contrato que visa a requalificação da Baía de Todos os Santos será assinado nesta quarta-feira (23) pelo secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão (PR), na sede do banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília, às 10h. Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, serão investidos US$ 85 milhões na construção de píeres, atracadouros, recuperação de patrimônios históricos e instalação de um SAC Náutico. (Metro1)

Comente agora
23
Abr
De acordo Organização, mais de 22 milhões de crianças estão sem receber vacinas
Postado por: Anacley Souza / 10:16h

Mais de 22 milhões de crianças no mundo, cerca de uma em cada cinco, estão por receber vacinas contra doenças básicas, alertou hoje (23) a Organização Mundial da Saúde (OMS), na véspera da Semana Mundial da Vacinação. Sob o lema “Imunização para um futuro saudável. Saber, verificar, proteger”, a OMS promove, entre os dias 24 e 30 de abril, a semana da vacinação, em que apela às pessoas que saibam mais sobre as vacinas necessárias, verifiquem se a imunização está atualizada e procurem os serviços de vacinação para proteger todos os parentes. Segundo a agência da ONU para a saúde, a imunização evita 2 milhões a 3 milhões de mortes anualmente, por 25 doenças, incluindo difteria, sarampo, pneumonia, rubéola ou tétano. Um fator que contribuiu para esse progresso foi o Programa Expandido de Imunizações (EPI), que comemora 40 anos em maio deste ano e foi aplicado em todos os países. Quando o EPI foi criado, apenas 5% das crianças no mundo recebiam vacinas básicas. Hoje, a vacinação atinge mais de 80%, diz a OMS em comunicado sobre a Semana Mundial da Vacinação. Ainda assim, em 2012, 22,6 milhões de crianças (cerca de um quinto do total) ainda não estavam imunizadas com vacinas básicas, alerta a organização sediada em Genebra. Mais de 70% dessas crianças vivem em dez países: República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia, Iraque, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Uganda e África do Sul. A OMS estima que cerca de 1,5 milhão de crianças morram anualmente por doenças preveníveis com vacinas recomendadas pela organização. Isso significa que quase 17% dos 8,8 milhões de mortes anuais de crianças com menos de 5 anos seriam preveníveis com vacinas. (Agência Brasil)

Comente agora
23
Abr
Cheerleaders processam Buffalo Bills por abuso e exploração
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:05h

Cinco ex-cheerleaders do Buffalo Bills, uma das franquias mais tradicionais da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano), abriram um processo contra a equipe, nesta terça-feira. Elas alegam ter rabalhado por horas em jogos e eventos públicos sem receber pagamento. Além disto, garantem ter sofrido abusos por parte de seus contratantes, que teriam, entre outras coisas, pedido para tocar em seus corpos e vê-los em um “teste de movimento”. Este é o terceiro processo aberto por cheerleaders contra uma equipe da NFL em 2014. Antes dos Bills, Oakland Raiders e Cincinnati Bengals também foram cionados por algumas de suas líderes de torcida – por atrasos salariais - e acabaram obrigados a indenizá-las. O caso movido contra a franquia de Buffalo diz que as cheerleaders dos Bills, as chamadas “Buffalo Jills”, foram contratadas ilegalmente como funcionárias independentes, estando sujeitas a políticas que violam leis de trabalho, como o pagamento de U$ 8 por hora, por exemplo. Duas integrantes da torcida “Jills” concederam uma coletiva de imprensa nesta terça-feira com o advogado Frank Dolce. “Nós somos torcedores dos Bills”, declarou Dolce.

Comente agora
23
Abr
Publicidade: Toda quarta-feira culinária Japonesa no Restaurante Lua Cheia; confira as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:00h

Restaurante Lua Cheia, além de oferecer uma grande diversidade em seu cardápio, agora você pode degustar deliciosas receitas da culinária japonesa. Além de sushi, sashimi, tempura e yakisoba como os do seu restaurante japonês preferido, aqui você encontra a comida japonesa do dia-a-dia. Toda quarta-feira no Restaurante Lua Cheia venha degustar a mais deliciosa comida Japonesa!

Praça. Pe. Mateus, 135, Centro, Santo Antônio de Jesus/BA. Telefone: (75) 3631- 3098.

Comente agora
23
Abr
Cachoeira sedia encontro nacional sobre Gestão Social
Postado por: Anacley Souza / 09:59h

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, sedia na próxima semana o VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. O evento acontece de 28 a 30 de abril, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Durante os três dias de programação, gestores, pesquisadores e estudantes de diferentes regiões do Brasil, Argentina e Itália debatem temas como empreendedorismo social, indústrias criativas, cidades sustentáveis e políticas públicas, entre outros. O evento conta com duas conferências, ministradas pelo professor titular de Sociologia e coordenador do Centro de Pesquisa sobre Desigualdade Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, Jesse José Freire de Souza, e pelo filósofo e professor da Universidade Federal da Bahia, José Antônio Saja. No total, participantes de 17 estados brasileiros irão apresentar 198 trabalhos, distribuídos em 20 grupos temáticos a partir de três eixos centrais: Gestão Social, Formação e Culturas; Gestão Social, Economia e Trabalho e Gestão Social, Políticas Públicas, Desenvolvimento e Relações Estado-Sociedade. Também fazem parte da programação do VIII ENAPEGS o Espaço de Trocas de Metodologias de Formação em Gestão Social, as rodas de diálogo, o Cine Gestão Social, as oficinas, a Feira de Economia Solidária, que funcionará a partir da circulação de uma moeda social própria do Banco Comunitário Quilombola do Iguape, o "sururu", além do Sarau Gestão Social, com diversas apresentações artísticas. Os interessados em participar como ouvintes ainda podem se inscrever para o evento. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do Encontro www.ufrb.edu.br. 

Comente agora
23
Abr
Mulher é presa acusada de mandar irmão matar amante do marido
Postado por: Anacley Souza / 09:51h

Um casal de irmãos foi preso acusado de matar uma mulher no município de Itatim, localizado a cerca de 200 km de Salvador. Segundo a delegacia local, Miralva Couto Santos, 32 anos, mandou o irmão, Edson Couto Santos, matar a amante do marido, conhecida como Luciana, após uma discussão entre as duas. A mulher nega que tenha pedido ao irmão, que já esteve preso por homicídio, para matar a vítima e diz que Luciana é que tinha raiva dela, " Ela disse que ia beber meu sangue. Ela disse que ia matar eu e meus dois filhos", disse. O acusado afirma que matou Luciana na casa dela por que ela estava ameaçando a mãe, a irmã e a família. Ele nega que a irmã tenha envolvimento com o crime e "em momento algum ela falou pra matar ninguém não". De acordo com o laudo pericial, a mulher foi estuprada, baleada e esfaqueada. O homem disse que matou, mas que não houve estupro e nem usou faca para assassinar Luciana, "eu nunca utilizei faca para matar ela nem ninguém, não. Eu dei uma cacetada nela do lado da cabeça, ela queria correr e eu dei uma cacetada nela e bateu na parede", declarou. Segundo o delegado Adilson Freitas, o acusado invadiu a casa da vítima, deu alguns golpes com um pedaço de ferro, após ela estra caída, manteve relações sexuais a força com Luciana e atirou contra a mulher.(Record Bahia)

Comente agora
23
Abr
Inflação e gastos de início de ano puxam aumento de cheques sem fundos no país
Postado por: Anacley Souza / 09:49h

O percentual de devoluções de cheques sem fundos cresceu em março, atingindo 2,21%, com relação ao mês anterior, quando o índice ficou em 1,99%, de acordo com indicador da Serasa Experian. No mês passado foram devolvidos 1.401.869 cheques e compensados 63.390.631. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice caiu, pois em março de 2014 era de 2,36%. Economistas do órgão de proteção ao crédito relacionam o aumento da inadimplência às dificuldades financeiras do consumidor diante de um cenário de inflação em aceleração e do acúmulo de compromissos típicos do primeiro trimestre do ano: pagamento de impostos como IPVA e IPTU, despesas com material escolar, gastos das viagens de férias, restos a pagar das compras parceladas das festas de fim de ano. Portanto, entendem que há um caráter sazonal refletido no índice. Com relação aos estados, Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros dois meses do ano, com 12,33% de devoluções. O Amazonas foi o estado com o menor percentual (1,24%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,3% de cheques devolvidos. A região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,64%). No estado do Rio, a devolução de cheques em março foi de 1,64% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 1,44% registrada em fevereiro. Em março do ano passado, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Rio de Janeiro havia sido de 1,79% do total de cheques compensados. (O Globo)

Comente agora
23
Abr
Foto de Suassuna deitado no aeroporto JK causa polêmica
Postado por: Anacley Souza / 09:44h

O romancista, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, de 86 anos, provocou uma polêmica nesta terça-feira (22), nas redes sociais com a publicação, por um internauta, de uma foto sua deitado no aeroporto internacional de Brasília. Suassuna, que esteve em Brasília na terça-feira da semana passada para participar da 2ª Bienal do Livro e Leitura, foi flagrado deitado no chão da sala de embarque do aeroporto Juscelino Kubitschek, na manhã do dia seguinte, quarta-feira, enquanto aguardava o seu voo para Recife, que decolaria às 10h04. O assessor pessoal de Suassuna, Alexandre Nóbrega, que também é seu genro e o acompanhava na viagem, afirmou que ele "faz isso sempre" e que "só estava descansando um pouco". E emendou: "ele tem o hábito de deitar no chão do aeroporto. Já fez isso muitas vezes e faz em qualquer aeroporto". Questionado se Suassuna já fez isso também no exterior, Nóbrega disse que não "porque nunca saiu daqui" do País. Ainda segundo o assessor, Suassuna afirmou que "ficou muito surpreso com a repercussão de sua foto deitado no chão do aeroporto de Brasília até porque uma outra foto dele deitado no aeroporto de São Paulo também já havia sido publicada e não teve essa divulgação toda". O assessor de Suassuna contou que o escritor alega que deita no chão porque "nunca tem lugar para sentar no aeroporto" e "as cadeiras são sempre muito desconfortáveis". Ele não lembrava se naquele dia tinha cadeira vazia se ele quisesse se sentar. Alexandre Nóbrega informou ainda que "por acaso" o voo de quarta-feira da semana passada não estava atrasado e Suassuna resolveu deitar no chão da sala de embarque "para descansar um pouco e esperar a hora do voo". E completou: "não importa por quanto tempo. Podem ser só dez minutinhos. Ele faz sempre e em qualquer lugar por isso ficou tão assustado com a repercussão". (BOL)

Comente agora
23
Abr
Câmara aprova aposentadoria especial para mulher policial
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:43h

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira, 22, por 343 votos a 13 e 2 abstenções, projeto de lei complementar do Senado que permite a aposentadoria voluntária da policial mulher com 25 anos de contribuição, desde que tenha pelo menos 15 anos no exercício de cargo de natureza estritamente policial. A aprovação da matéria foi acompanhada por centenas de policiais mulheres que pressionaram os parlamentares pela aprovação da proposta. O projeto seguirá agora à sanção presidencial. Caberá ao governo decidir se veta ou sanciona a proposta. No encaminhamento da votação, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o Planalto é contrário ao projeto, pois pode abrir precedente para que outras categorias peçam o mesmo benefício e pode comprometer o caixa da Previdência Social. O projeto aguardava votação na Câmara desde 2001. Antes da votação, o líder do PT, deputado Vicentinho (SP), encaminhou sua bancada a votar favoravelmente à proposta, contrariando a orientação do líder governista. (ATarde)

Comente agora
23
Abr
Assessoria contratada pela Prefeitura de S. A. de Jesus foi de ex-prefeito que responde processo no MPF
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:34h

O Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana/BA ajuizou ação civil pública contra o ex-prefeito de Governador Mangabeira/BA, Antônio Pimentel Pereira, por improbidade administrativa. Além do ex-gestor, o órgão acionou a ex-secretária de saúde de Governador Mangabeira, Elanyr Carvalho de Souza Matto, e a empresa Victória Construtora e Incorporadora. Mesmo respondendo processos, o ex-prefeito do município de Governador Mangabeira, Antônio Pimentel Pereira foi contratado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus através da empresa CGM- Consultoria em gestão Governamental LTDA com o objetivo para prestação de serviços de assessoria e consultoria técnica especializada no apoio administrativo de elaboração, acompanhamento e controle de programas municipais de gestão pública junto a Secretaria de Administração e Planejamento. Você contrataria uma empresa cujo representante legal estivesse respondendo processo pro improbidade administrativa? De acordo com uma das ações (processo 10240-11.2013.4.01.3304), o ex-prefeito de Governador Mangabeira, a 657 km de Salvador, em conluio com a ex-secretária de saúde, promoveu diversas irregularidades na gestão de verbas repassadas ao município pelo Ministério da Saúde, nos anos de 2005 e 2006.

Comente agora
23
Abr
SUS incorpora exame PET-CT para monitorar pacientes com câncer
Postado por: Anacley Souza / 09:30h

Três portarias publicadas nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União incorporam ao Sistema Único de Saúde (SUS) o exame PET-CT para determinar o grau de disseminação de tipos de câncer em pacientes da rede pública. A recomendação foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias, o Conitec. A realização do exame é feita para determinar a taxa de crescimento do tumor, a extensão da doença, o tipo de tumor e sua relação com o hospedeiro. Segundo o texto do D.O., passarão a realizar o procedimento pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas, metástase de câncer colorretal, além de linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodkin. Neste último caso, também haverá avaliação da resposta do tratamento. O exame PET-CT gera cerca de 1,5 mil imagens simultâneas de todo o corpo do paciente para reconstruir em três dimensões um retrato fiel do organismo, capaz de identificar as menores alterações que possam indicar a existência de um tumor. Ele é também o mais indicado para acompanhar o desenvolvimento e a resposta aos medicamentos dos tumores. Para isso utiliza uma injeção de radiofármaco (glicose marcada por material radioativo), que após sua distribuição pelo corpo, gera informações metabólicas das células. Segundo especialistas, exames como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada não têm o mesmo grau de precisão obtido com o PET-CT. Em 30% dos casos, após a realização do procedimento, o médico muda a forma de tratamento que vinha sendo empregada. Cada exame custa, em média, entre R$ 3,5 mil e R$ 4 mil. (Coluna Bem Estar)

Comente agora
23
Abr
Faustão faz comentário considerado racista e gera revolta dos movimentos negros
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:30h

O apresentador Faustão fez um comentário considerado racista durante seu programa, que foi ao ar no último domingo (20), na Rede Globo, e gerou bastante repulsa. O apresentador se referiu a Arielle Macedo, uma bailarina negra, como aquela que tem “cabelo de vassoura de bruxa”. O comentário gerou revolta nos movimentos negros. “Diante desse lamentável comentário racista do apresentador Faustão, eu, assim como muitas mulheres negras, não vi como uma brincadeira e não aceito piada com esse teor, ainda mais vindo de uma emissora elitista e racista que é a TV Globo”, afirmou Lilian Araújo, da Frente Pretas, da UNEafro. Maria Rita Casagrande, das Blogueiras Negras, também criticou a piada do apresentador global. “É inaceitável o racismo mascarado de piada, de gracinha, o constrangimento em nome do riso fácil. A mídia de maneira geral desvaloriza a beleza negra, reserva a nós os papeis que nos cabem segundo o senso comum, a empregada, a iletrada, a prostituta, o bandido, algo que naturaliza o preconceito e só traz prejuízos”, lamentou a ativista.

Comente agora
23
Abr
SAJ: Cidadão diz que foi desacatado por secretário ao procurar melhorias para estradas rurais
Postado por: Anacley Souza / 09:27h

Em contato com a Andaiá FM, um cidadão de prenome João se demonstrou insatisfeito em relação às estradas da zona rural de Santo Antônio de Jesus. De acordo o cidadão, ao pedir auxílio na secretaria de obras do município, foi desacatado pelo secretário de infraestrutura, “quando fui conversar, ele me atendeu todo nervoso, e mandou que eu fosse me queixar de novo na rádio”, disse. Segundo o denunciante, um bate-boca se instaurou no momento gerando uma discussão abrupta, “eu disse a ele que quem tem medo de críticas não assume cargos públicos, já que não tem competência para trabalhar”, informou. O agricultor relatou que durante a discussão, o secretário disse que as máquinas estavam fazendo serviço em uma comunidade próxima e que não poderia parar para atender outra localidade que estava fora do roteiro, “fui ao lugar onde ele havia dito e não tinha máquina nenhuma trabalhando, além de incompetente é mentiroso”, expos. Diante do impasse, o cidadão disse ao secretário que se medidas para melhoramento nas estradas não fossem tomadas os moradores iriam fechar a via. João pede que os vereadores trabalhem e cobrem pela revitalização das estradas rurais, “onde estão os vereadores? estão todos calados. É um absurdo gastar verbas com festas e deixar os agricultores nestas condições”, finaliza.

Redação Voz da Bahia/Anacley Souza

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com