As comentadas


Boa noite , Quarta-feira, 01/06/2016








Enquete



Reflita

Blog

Educação

30
Mai
Publicidade Famam
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:28h

3 comentários
31
Mai
Enem 2016 tem 8,6 milhões de inscrições confirmadas
Postado por: Anacley Souza / 23:59h

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve neste ano 8.647.000 inscrições confirmadas. O número ainda poderá sofrer alterações, pois houve um atraso nos repasses do Banco do Brasil, por causa do feriado prolongado no país. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira. Houve um aumento em relação à edição de 2015. O Enem 2016 teve 9,2 milhões de candidatos inscritos. No exame do ano passado, foram 8,4 milhões de inscritos e 7,7 milhões de inscrições confirmadas.

Enem 2016 –

Comente agora
31
Mai
Alunos da UFBA protestam contra regras para bolsas
Postado por: Anacley Souza / 23:40h

Estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) protestaram, na tarde desta terça-feira, 31, contra a Portaria 046/16 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os discentes caminharam da reitoria da universidade, no Canela, até a praça da Piedade. O novo documento prevê alterações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), o que, conforme os manifestantes, significa precarização do ensino básico da educação pública. Aluna do curso de matemática, Tamires Torres, 19, explicou que a nova regulamentação suprime cursos do Pibid. "A portaria reconfigura o programa. Esse novo regulamento exclui cursos como artes e educação física. É uma hierarquização das áreas do conhecimento", pontuou a estudante. Além das áreas educacionais citadas, dança, teatro e música também ficaram de fora com a atualização do documento.

Cortes:

Comente agora
31
Mai
Uefs divulga segunda chamada do vestibular 2016.1; veja convocados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:29h

A Universidade Estadual de Feira de Santana divulgou a segunda chamada do vestibular 2016.1 (ProSel). A relação dos convocados e dos documentos necessários à matrícula está publicada no portal da universidade. A matrícula será realizada entre os dias 7 e 8 de junho, das 9 às 11h e de 15 às 17h, no prédio da Administração Central, campus universitário.

O escalonamento e os documentos necessários à matrícula também serãopublicados na internet. Neste vestibular, a Uefs ofereceu vagas para 28 cursos de graduação, a exemplo de Farmácia, Licenciatura em Música e Medicina, que têm a seleção realizada apenas uma vez ao ano.

Comente agora
31
Mai
Salvador: Bellintani deixa Educação nesta quarta; diretora pedagógica assume secretaria
Postado por: Dulce Santana / 11:40h

Fortemente especulada, a saída de Guilherme Bellintani da Secretaria de Educação foi confirmada nesta terça-feira (31) pelo próprio secretário em conversa com colaboradores da pasta. A atual diretora pedagógica do órgão, Joelice Braga, assume a secretaria – no entanto, ainda não é possível precisar se ela permanece interinamente ou em definitivo. Joelice tem 28 anos e é professora da rede municipal. Segundo informações preliminares, a diretora pedagógica é a primeira funcionária de carreira da secretaria a assumir a pasta em 30 anos. (BN)

Comente agora
31
Mai
S. A de Jesus: Sétimo semestre de Pedagogia da Facemp apresentou seminário de último estágio supervisionado
Postado por: Dulce Santana / 08:20h

A primeira turma de Pedagogia da FACEMP (Faculdade de Ciências Empresariais), apresentou na noite desta segunda-feira (30), o último seminário de Estágio Supervisionado III. Para os graduandos na licenciatura, é um momento de construção da sua identidade profissional. O Estágio Supervisionado faz parte da formação profissional dos acadêmicos de Pedagogia, é um conjunto de atividades de formação, que propicia ao aluno a compreensão da realidade escolar e de espaços não formais, a aquisição de competência para a intervenção adequada, bem como a investigação e vivência de projetos que permitem ao aluno construir experiências significativas de aprendizagens e relacionar teoria e prática em situações reais de ensino. O sétimo semestre apresentou seus resultados no Estágio Supervisionado III - Gestão Escolar e Espaços não Formais concluindo que ser Pedagogo é ser um profissional que atuará em campos que exijam os conhecimentos pedagógicos, sejam eles espaços escolares ou não, visando o apoio e execução desses conhecimentos em diferentes atividades. Os alunos aproveitaram a oportunidade e homenagearam a orientadora do curso de estágio da instituição, a professora e madrinha da turma, Celidalva Souza Reis. Para eles, a docente é a responsável por todo sucesso dessa prática educativa.

Comente agora
30
Mai
SAJ: Estagiários da educação do município não recebem seus salários há dois meses, diz denunciante
Postado por: Débora Ayane / 14:25h

Uma mulher que preferiu manter sua identidade preservada, denunciou por meio de uma emissora de rádio nesta segunda-feira (30), que os estagiários da área de educação contratados pela prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, ainda não receberam seus salários, “até o momento já faz dois meses que não recebemos nada, sou estagiária e a prefeitura ainda não fez o repasse para o IEO”, disse. Os estagiários da área da educação esperam alguma posição por parte da prefeitura municipal ou órgãos responsáveis sobre essa situação.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
30
Mai
SAJ: Diretora do CETEP explica falta dos preceptores para a realização do estágio dos alunos de enfermagem
Postado por: Dulce Santana / 14:16h

Após denúncia de estudante do curso técnico de enfermagem do CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional) devido à falta de preceptores para realização do estágio, na manhã desta segunda-feira (30), em entrevista a uma emissora de Rádio, a Diretora da instituição, Daína Teixeira falou qual o motivo da falta do equipamento. Segundo informou, as providências para resolução do problema está sendo resolvido, “realmente houve a suspensão desses preceptores, eles foram dispensados pelo próprio estado e, diante disso, não pudemos mandar os nossos alunos para o estágio”. Segundo ela, os alunos entraram com uma ação contra o estado no Ministério Público, “nós já fomos notificados, já respondemos a solicitação do Ministério e estamos esperando somente a sessão para que possamos esclarecer melhor essa situação”. Daína ainda informou que novas orientações foram estabelecidas para a contratação de novos preceptores, “estamos trabalhando para que essas contratações sejam feitas o mais rápido possível para que os alunos possam estagiar e tenham o seu curso concluído”. Ela ainda ressaltou que as contratações são feitas pelo Governo do Estado.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
30
Mai
Salvador contará com mais cinco creches; 31 unidades serão construídas até o final do ano
Postado por: Dulce Santana / 07:41h

As cinco primeiras Creches e Pré-escolas do Programa Primeiro Passo serão entregues nesta segunda-feira (30) pela prefeitura. As inaugurações serão realizadas pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani. Mais de dois mil alunos serão atendidos, sendo 405 vagas por unidade. No total, 31 creches serão construídas até o final do ano. As cinco primeira ficam nos bairros de Parque São Cristóvão, na Rua Doutor Álvaro Pontes Bahia; Sussuarana, na Avenida Ulisses Guimarães; Mata Escura, na Rua Carlos Brandão da Silva; Cajazeiras VIII, Rua Demétrio Gouveia; e Tubarão, na Rua Ray Charles, no Subúrbio Ferroviário. Todas as estruturas seguem um padrão com 783m² de área construída, 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade. Outras 13 unidades estão em construção. O investimento total é de R$ 100 milhões e o número de vagas será dobrado, passando de 20 para 40 mil.

Comente agora
30
Mai
Inscrições para o Sisu começam nesta segunda-feira através da internet
Postado por: Dulce Santana / 07:16h

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira (30) através do site do Ministério da Educação. Os estudantes podem concorrer a 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. Os candidatos devem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não podem ter tirado 0 na redação. É possível escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vaga. Até o final das inscrições, no dia 2 de junho, os estudantes podem alterar suas opções. O resultado será divulgado no dia 6 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14.

Comente agora
29
Mai
Uefs celebra 40 anos com palestras e eventos culturais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:42h

Uma palestra na terça-feira (31), a partir das 19h30, marca a celebração dos 40 anos da Universidade Estadual de Feira de Santa (Uefs). O evento acontece no Auditório Central da instituição com a participação do professor, jurista e jornalista Edivaldo Machado Boaventura, que vai falar sobre o tema “Uefs 40 anos”. Antes, às 9h, a Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC) realiza a palestra ‘Digitalizando documentos ameaçados: os livros de notas da Bahia 1664-1889’, com abordagem do professor e pesquisador Urano Andrade. Uma série de atividades culturais também está programada. Além da apresentação do Coral da Uefs, haverá recital de cordel, apresentações musicais e de dança clássica, e a premiação da mostra fotográfica ‘Uefs 40 anos: patrimônio do povo baiano’. As 40 melhores fotos, selecionadas por uma comissão especializada e por voto popular, em redes sociais, estarão expostas no foyer do auditório no dia do evento.

Comente agora
29
Mai
UFRB oferece 905 vagas para 2ª edição de 2016 do Sisu
Postado por: Dulce Santana / 09:44h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 905 vagas no Processo Seletivo 2016.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para a segunda edição do ano do sistema, que começam na segunda (30) e vão até as 23h59 de 2 de junho, serão feitas pelo site do Sisu de forma gratuita. As vagas estão distribuídas em 19 cursos nas áreas de artes, humanidades e letras (120 vagas); ciências agrárias, ambientais e biológicas (260 vagas); ciência e tecnologia em energia e sustentabilidade (45 vagas); ciências exatas e tecnológicas (190 vagas); ciências da saúde (130 vagas) e formação de professores (160 vagas). Há a reserva de 20% das vagas para surdos no curso de Letras/Libras, ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), no campus Amargosa. Além disso, 50% das vagas ofertadas pela UFRB são para estudantes de escolas públicas, dos quais 76,67% estão reservados aos que se declararem pretos, pardos e indígenas. Mais informações podem ser acessadas no site da UFRB. Em todo o país, o Sisu vai oferecer 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. Só poderá se inscrever o estudante que tenha participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota acima de zero na prova de redação. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deve incluí-las em ordem de preferência. O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho de 2016 na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. O aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição selecionado na chamada regular nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2016. Há ainda a possibilidade de os participantes que não foram convocados para sua primeira opção participarem da lista de espera.

Comente agora
28
Mai
Sisu oferece vagas para 22 cidades baianas no segundo semestre
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:33h

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 e não conseguiram vagas nas universidades têm uma nova chance de tentar o ingresso em instituições de ensino superior. Na próxima segunda-feira (30), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre uma segunda edição para inscrições em faculdades de todo o país. Na Bahia há 3,9 mil vagas disponíveis em universidades de 22 municípios. Dessas, 1.491 são na Universidade Federal da Bahia (Ufba). A inscrição, que vai até a meia-noite da próxima quinta-feira (dia 2), é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site do sistema. Para concorrer, é preciso ter feito a prova no ano passado e tirado nota maior do que zero na redação. O estudante pode escolher duas opções de curso, indicando a ordem de prioridade. É preciso informar o número de inscrição e senha do cadastro utilizado no Enem 2015 para se inscrever. As notas de corte com a classificação parcial saem nos dias 31, 1° e 2 de junho e o estudante pode ir acompanhando para avaliar as chances. O resultado da chamada será divulgado no dia 6 de junho no portal do Sisu e os aprovados deverão realizar a matrícula na universidade entre os dias 10 e 14 de junho. Os candidatos já podem fazer a pesquisa das vagas através do site www.sisu.mec.gov.br/cursos.

Comente agora
27
Mai
Inscrições para o ProUni do segundo semestre começam dia 7 de junho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:42h

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2016 começam no dia 7 de junho. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, nosite do ProUni, até as 23h59 do dia 10 de junho, no horário de Brasília. Pelo ProUni, os estudantes concorrem a uma bolsa de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior. Pode se inscrever no programa o estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior, que tenha feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e que não tenha nota 0 na redação. O estudante ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente da instituição. Pode concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de junho e a segunda chamada, no dia 27 do mesmo mês. O prazo para quem não foi selecionado manifestar  interesse de entrar para a lista de espera vai do dia 8 ao dia 11 de julho.

Comente agora
27
Mai
Projeto de lei aumenta tempo de aluno da educação básica na sala de aula
Postado por: Anacley Souza / 09:25h

Projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa da Bahia pelo deputado Herzem Gusmão (PMDB) obriga as escolas públicas de educação básica a implantarem a sexta aula nos turnos matutino e vespertino, para garantir que cada aluno tenha uma jornada mínima diária de cinco horas de efetivo trabalho escolar, não computados os períodos de intervalo para descanso e para alimentação. De acordo com o projeto, as aulas passarão a ser ministradas em dois períodos de três aulas cada e com um intervalo de 30 minutos entre eles. Na sexta aula, estabelece a proposta, será dada prioridade às disciplinas língua portuguesa e matemática, no ensino fundamental, e física, química e biologia, no ensino médio. “Enquanto houver estudantes com desempenho inferior ao mínimo aceitável, definido em cada aplicação periódica dos instrumentos de avaliação nacional, os estados deverão desenvolver ações específicas, com a necessária destinação de recursos financeiros, compatível com as estratégias e necessidades de superação das causas que estejam determinando as insuficiências nas redes públicas de ensino”, defendeu Gusmão, ao justificar a proposta. Ele lembrou que o último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aponta as escolas da Bahia, tanto as estaduais como as municipais, com desempenho abaixo do mínimo aceitável. Para Gusmão, atingir e superar as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação e aumentar a jornada diária para cinco horas de efetivo trabalho em sala de aula serão um dos contributos efetivos para melhorar o desempenho das escolas públicas da Bahia.

Comente agora
27
Mai
Conquistense é a primeira com Síndrome de Down a concluir curso superior na Bahia
Postado por: Dulce Santana / 07:29h

“Sonhar é preciso. É só acreditar que um dia o sonho se transforma em realidade”. Este é um dos trechos da mensagem do convite de formatura de Amanda Amaral Lopes, de 24 anos, a primeira pessoa com Síndrome de Down da Bahia a concluir um curso de nível superior. Superando preconceitos e com o apoio da família, a jovem venceu mais uma etapa e colou grau nesta quinta-feira (23), em Vitória da Conquista. E Amanda, que será diplomada em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), já faz planos para o futuro. “O que quero é atuar na área de pesquisa científica, me especializar em genética”. Determinada e bastante focada na sua profissão, a jovem promete alçar voos mais altos: “Sonho em trabalhar com Zan Mustacchi”, revela, referindo-se a um dos médicos geneticistas mais reconhecidos no Brasil e que atende pacientes com down há mais de 30 anos. Amanda, a futura bióloga, que também já sofreu e ainda sofre preconceitos, diz que o importante é nunca desistir de seus objetivos. “Se você ouvir um não, deve sempre seguir em frente”. É sinal de que outras brilhantes conquistas ainda estão por vir. (Blogdoanderson)

Comente agora
26
Mai
Estudante é indenizada após ser convocada por engano para curso de medicina
Postado por: Débora Ayane / 16:08h

Uma estudante foi convocada por engano em uma faculdade de medicina em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Por conta do erro, Itana Samara foi indenizada em R$ 2,5 mil após entrar na Justiça contra a faculdade Unime. O caso ocorreu em 2014. Itana recebeu através de mensagem SMS que tinha sido classificada no vestibular de medicina, com convocação para a matrícula. Horas depois, a unidade de ensino enviou outra mensagem informando que houve um erro no sistema da faculdade. A jovem não teria sido selecionada. Ao G1, Itana, que tem 23 anos e é de Riachão do Jacuípe, disse que quando recebeu o SMS arrumou os documentos e viajou para Salvador a fim de agilizar a matrícula. No meio do caminho da viagem, recebeu a mensagem e retornou para Feira de Santana, onde morava na época.

Comente agora
26
Mai
ACM Neto e Bellintani celebram parceria com o Google para a educação em Salvador
Postado por: Débora Ayane / 06:56h

Em visita ontem (25) à sede do Google, na Califórnia (EUA), o prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário da Educação, Guilherme Bellintani, conheceu detalhes dos programas que vão fazer parte do projeto de educação em tempo integral de Salvador. Diversas plataformas tecnológicas do Google vão ser utilizadas pela Escolab - Escolas Laboratório que serão inauguradas a partir do fim de junho. A agenda prossegue nesta quinta-feira (26), quando estão previstas visitas ao Common Sense Media e o Institute for The Future, que também serão parceiros da Escolab. "Esta parceria com o Google demonstra que estamos buscando o que há de mais moderno em tecnologia no mundo pra revolucionar a educação pública de Salvador", declarou ACM Neto. Cerca de 1.800 alunos já deverão estar matriculados em dois Escolabs a partir de julho, um no Subúrbio e outro na Boca do Rio. O projeto envolve seis eixos pedagógicos, que são Jogos Matemáticos, Jogos de Linguagem, Conhecimento Global, Raciocínio Lógico, Experimentação Artística e Práticas Esportivas. A iniciativa é pioneira no Brasil em relação a políticas de educação em tempo integral.

Comente agora
25
Mai
Segundo estudo, se o Brasil tivesse apenas 100 pessoas, 8 seriam analfabetas
Postado por: Anacley Souza / 19:36h

Site internacional faz retrato da sociedade brasileira e mostra como seria o Brasil se a população do País fosse de apenas 100 pessoas. Segundo o veículo, 8 entre 100 pessoas não saberiam ler ou escrever, 32 teriam o ensino fundamental incompleto, 57 parariam os seus estudos no segundo grau e apenas 11 teriam formação superior. O dados utilizados pela Plus 55 na apuração nos números foram disponibilizados pelo IBGE.

Comente agora
25
Mai
Oi e TIM devem se fundir nos próximos meses
Postado por: Anacley Souza / 18:18h

A Oi enviou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) uma informação muito importante, a empresa fechou um acordo de exclusividade com o grupo russo Letter One (L1). Segundo uma comunicação da Oi datada de 26 de outubro, o Letter One, que tem como dono o bilionário russo Mikhail Fridman, havia se disposto a investir até US$ 4 bilhões na Oi, contanto que ela aceitasse realizar a fusão com a TIM.No fato relevante comunicado hoje, a Oi afirmou que enviou uma contraproposta à L1, na qual sugeria que ambas as empresas se concedessem "mutuamente um direito de exclusividade, por um período de 07 meses contados de 23 de outubro de 2015, com relação a, especialmente, combinações de negócios envolvendo companhias de telecomunicações ou ativos de telecomunicações no Brasil". A L1, por sua vez, aceitou a contraproposta. Como resultado, as negociações entre Oi e Letter One sobre a fusão com a TIM devem avançar ao longo dos próximos sete meses. O objetivo, segundo o comunicado da Oi, seria "possibilitar uma consolidação do setor de telecomunicações no mercado brasileiro". Segundo o site Olhar Digital, a Oi detém atualmente cerca de 17,8% do mercado de celulares no Brasil, e a TIM, 26,2%. Caso a fusão ocorra, a empresa resultante terá 44% do mercado, deixando a Vivo, atual líder de mercado com 29%, num distante segundo lugar. Apesar dos acordos entre Oi e L1, contudo, a TIM ainda não recebeu nenhuma proposta concreta de fusão. Dada a duração do direito de exclusividade entre L1 e Oi, porém, é provável que a negociação se prolongue pelos próximos meses.

Comente agora
25
Mai
Sisu terá 56,4 mil vagas no 2º semestre; inscrições começam dia 30
Postado por: Anacley Souza / 18:12h

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (30) até o dia 2 de junho na internet, no site do Sisu. As vagas já estão disponíveis para consulta. PUB O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação.

Vagas remanescentes :  Segundo a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, atualmente há mais de 1 milhão de vagas remanescentes de processos anteriores do Sisu. O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante havia anunciado a criação do Sisu das vagas remanescentes para ocupar pelo menos 150 mil vagas ociosas nas redes federal e estadual de ensino superior. Perguntada se a pasta manterá a proposta, Maria Helena disse que a questão está sob análise. De acordo com a ministra, cerca de 110 mil dessas vagas foram ocupadas no remanejamento. "O que faremos é analisar quais são as áreas em que é possível abrir o remanejamento de vagas. O Brasil é um dos mais atrasados do mundo em relação a remanejamento de vagas no ensino superior", afirmou Maria Helena. "O ministro anterior abriu esse sistema apenas para a área de formação de professores. Pode ser que não seja suficiente para absorver as vagas existentes. O que vamos analisar é como podemos otimizar", acrescentou. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
25
Mai
IFBA de S. A. Jesus oferece 20 vagas em curso gratuito para Formação de Tradutor e Intérprete de Libras
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:58h

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Santo Antônio de Jesus oferece 20 vagas gratuitas para o Curso de Formação de Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa de Nível Médio à comunidade em geral. As inscrições estão abertas até o dia 05 de junho. Para participar é necessário ser ouvinte, possuir ensino médio completo e ser fluente em Libras. O curso tem o objetivo de habilitar o participante a atuar como tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em salas de aula, eventos, etc. As aulas acontecerão no período de 08 de julho de 2016 a 10 de junho de 2017, com encontros presenciais sempre às sextas-feiras das 13:30h às 18:00h e aos sábados das 08:00h às 12:30h, no IFBA. O curso terá uma carga horária de 390 horas e fornecerá certificado ao concluinte que tenha, no mínimo, 60% de aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso e 75% de frequência.

Seleção: A matrícula acontecerá nos dias 05 e 06 de julho e os candidatos selecionados deverão comparecer munidos de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3x4 atual, ao campus do IFBA na Rua Viriato Lobo, s/n - Cajueiro - Santo Antônio de Jesus (Ponto de referência: antigo Campo do Governo, atrás da UFRB). Acompanhe as informações sobre inscrição, seleção e matrícula na página oficial do campus http://www.santoantonio.ifba.edu.br/ ou pelowww.facebook.com/IFBA-Santo Antônio de Jesus.

Clique aqui para acessar o Edital completo

Comente agora
25
Mai
Termina hoje o prazo para os pagamentos de inscrições no Enem
Postado por: Dulce Santana / 08:59h

Termina hoje o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição foi encerrada na última sexta-feira (23) e só será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. Concluintes do ensino médio em escolas públicas estão isentos, assim como aqueles que se declararem carentes. O pagamento da taxa pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, mas não compareceram aos dois dias de provas e pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição. Este ano, o Enem registrou 9.276.328 inscritos.

Comente agora
24
Mai
Psicanalista baiana prepara livro relatando fobias no ambiente profissional
Postado por: Anacley Souza / 18:52h

Psicanalista baiana, ex-diretora de recursos humanos da TV Globo e atualmente no comando da clínica Atelier de Gente, no Rio de Janeiro, focada em terapia de carreira, são muitas as credenciais de Lorena Coutinho, há anos ela estuda curiosidades sobre as maiores fobias desenvolvidas no ambiente profissional. Agora, ela resolveu colocar todo o seu estudo em prática no livro Por que trabalhar - Um manual de sobrevivência. “O livro aborda o mal-estar que envolve a problemática profissional no mundo contemporâneo, trazendo conceitos de grandes pensadores, psicanalistas e filósofos sobre a temática do trabalho”, diz a autora. Lorena aponta alguns aspectos inusitados que observou, entre eles o fato de que atualmente é menos comum o número de empresários com amantes, pois segundo ela esses profissionais querem paz, pelo menos em casa. “Não tenho estatísticas disso, mas percebo na clínica que, numa vida totalmente sem garantias como esta que levamos, onde a estabilidade profissional é também colocada na 'lenha', a busca por acolhimento, afeto e tranquilidade é cada vez maior. Tudo isso pode ser encontrado no lar, na família, no amor. Eles ou elas podem se perguntar: para que mais adrenalina? Pode ser excitante, estimulante, mas tem um preço. Quanto menos garantia, maior o risco. O que vale aqui é avaliar o ganho. A tranquilidade em casa pode contemporizar um pouco”, afirma. A autora cita ainda que entre as compulsões mais comuns estão os hábitos por consumo, a compulsão alimentar, por álcool, drogas, psicotrópicos e até mesmo por gadgets tecnológicos. "Essa é a compulsão do momento: estar o tempo todo conectado. É o excesso e o vazio o tempo todo se alternando", finaliza.

Comente agora
24
Mai
Professores de universidades estaduais param por 24h nesta terça
Postado por: Dulce Santana / 09:54h

Os professores das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc) e do Sudoeste Baiano (Uesb) param as atividades por 24h nesta terça-feira, de acordo com as associações de docentes das instituições. Segundo informações dos trabalhadores, apenas na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) as aulas seguem normalmente. No campus de Vitória da Conquista da Uesb, os professores fazem um protesto na Avenida Olívia Flores, na manhã desta terça, bloqueando a pista e usando faixas. Segundo a diretora da Associação de Docentes da Uneb (Aduneb), Carolina Maia, a paralisação nas universidades ocorrem em protesto ao "reajuste zero" do servidor público no estado e à redução no orçamento da universidades. De acordo com a diretoria da Aduneb, desde 2012, o governo estadual já cortou R$ 73 milhões de custeio e investimento das universidades estaduais. "A paralisação também marca o início da luta contra o PLP [Projeto de Lei Complementar] 257, que deve demitir servidores", afirma. Segundo a associação, o projeto prevê o aumento da contribuição previdenciária; a proibição o aumento salarial de servidores, a proibição de progressão na carreira e veto a novos concursos públicos. No campus da Uneb de Salvador, na manhã desta terça, acontece panfletagem e café da manhã com pão e água, para simbolizar a situação das universidades estaduais da Bahia. O presidente da Associação de Docentes a Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc), José Luiz de França, diz que na instituição os professores também convidam servidores técnicos e alunos para participar do protesto. "É um dia unificado de luta", defende. O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, que ficou de se posicionar sobre o assunto. (G1/Bahia)

Comente agora
23
Mai
MEC recua e diz que abrirá novas vagas para Fies até junho
Postado por: Anacley Souza / 18:01h

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que irá garantir novas inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir de junho - e não mais para o fim do ano, conforme previsão inicial revelada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira (23). Mendonça afirma que encontrou o programa sem recursos, mas que conseguiu negociar com o Ministério do Planejamento orçamento para novas candidaturas. "Com a garantia de recursos, a equipe técnica do MEC está trabalhando para, até o final de junho, anunciar o processo das novas inscrições do Fies", disse o ministério, em nota. O jornal apurou que o novo ministro assumiu compromisso de dar continuidade aos programas educativos iniciados ou fortalecidos na Era PT (Fies, ProUni e Pronatec), mas que novas vagas dependeriam exclusivamente de um balanço financeiro que, segundo interlocutores do MEC, não seria otimista para este ano. Mendonça confirma, por exemplo, que o orçamento do Pronatec já está zerado para 2016. Porém, afirmou que o programa não será interrompido. "O MEC está buscando outra solução junto ao Sistema S, o que vai assegurar as novas vagas do Pronatec", disse a nota.

Comente agora
23
Mai
Governo suspende novas vagas do Pronatec, Prouni e Fies
Postado por: Dulce Santana / 10:47h

Uma das vitrines da área social da gestão petista, programas de incentivo à educação e à profissionalização - como Pronatec, ProUni e Fies - não devem abrir novas vagas neste ano. São efeitos imediatos das medidas de contingenciamento previstas para o Ministério da Educação na gestão do presidente em exercício Michel Temer. A revisão é parte do que no novo governo se chama de “herança maldita” da administração da presidente afastada Dilma Rousseff. Apesar de em alguns períodos da era petista ser comandada por ministros de outros partidos, o Ministério da Educação sempre foi controlado pelo PT. Dentre os titulares que estiveram à frente da área, estão os petistas Tarso Genro, Aloizio Mercadante e o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Interlocutores do novo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disseram ao Estado que ele pretende honrar até o fim as vagas que já foram contratadas, mas a perspectiva de abrir novas inscrições é apenas para o ano que vem - com otimismo, para os últimos meses de 2016. O novo governo assumiu o compromisso de dar continuidade aos programas educativos iniciados ou fortalecidos na Era PT, mas considera que tem um desafio ao que afirma ser um dos legados deixados por seus antecessores: o orçamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), conforme apurou o Estado, já estaria zerado para este ano, a mais de sete meses do fim.

Comente agora
23
Mai
Clube estimula a prática da leitura no Cetep Recôncavo Alberto Torres, em Cruz das Almas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:44h

A Jornada Pedagógica 2016, cujo tema central foi o incentivo à leitura, tem norteado vários projetos voltados para o incentivo à leitura nas escolas da rede estadual. Exemplo disso é a organização de um Clube da Leitura no Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres, no município de Cruz das Almas. Idealizado pelo professor de Língua Portuguesa, Gesiel de Albuquerque Silva e abraçado pelo professor Ivan dos Reis Cardoso, de Geografia, o projeto tem como objetivo além de estimular o hábito de leitura, facilitar o contato dos participantes com autores, obras e temáticas diversas. Os interessados se associaram ao Clube e, de posse da carteira de sócio, poderão pegar obras emprestadas e ter acesso às atividades desenvolvidas. O projeto é aberto aos estudantes, professores e funcionários do Cetep. “O que nós pretendemos é contribuir para ampliar a qualidade da leitura dos nossos alunos”, explica o professor Ivan Cardoso. A solenidade de abertura será realizada no dia 30/05. O professor Gesiel enumera as atividades que serão desenvolvidas no projeto: “Serão realizadas roda de leitura, grupos de discussão, mostras de filmes, teatralizações de textos, sarau poético, entre outros”. Para o professor Gesiel Silva “o projeto abre portas para o universo da leitura, onde nos encontramos, interagimos e nos transformamos enquanto identidades linguísticas”. Líder de classe, o estudante Romilson da Silva Lopes, 17 anos, atuou na mobilização dos colegas para participarem do Clube. “Nós estamos muito entusiasmados porque a leitura é fundamental para o aprendizado. Acreditamos que com as atividades do projeto os estudantes vão olhar os livros não apenas como páginas com letras, vão aprender a viajar, dar asas a imaginação e ampliar o conhecimento”, revela.

Comente agora
23
Mai
Estudante cega conclui graduação em Fisioterapia na Bahia
Postado por: Dulce Santana / 08:02h

No próximo fim de semana, a estudante Erika Brandão Andrade, do campus de Jequié, irá se tornar bacharel em Fisioterapia. Além do fato de estar finalizando uma importante etapa da vida, a conquista dela é ainda mais especial, pois, durante a realização do curso, Erika enfrentou alguns desafios impostos pela deficiência visual. A estudante perdeu a visão em 2008. Além de aprender a lidar com essa nova condição, Erika enfrentou outros obstáculos. “Um dos maiores desafios encontrados durante toda a graduação foram as barreiras humanas impostas por questionamentos como: Será que ela vai conseguir? Como é que ela vai estagiar? Será que ela vai conseguir realizar todas as práticas? Ao mesmo tempo em que essas questões me chateavam, por outro lado me desafiavam a me dedicar ainda mais ao curso e dar o meu melhor em tudo”, conta a aluna. “Assim como meu percurso acadêmico foi traçado de desafios, também tive, durante esse período, muitas conquistas”, completa Érika. Segundo ela, uma das “maiores conquistas foi ter passado por todas as disciplinas tendo 100% de aproveitamento e participação em todas elas.

Comente agora
22
Mai
Estudantes inscritos no Enem têm até quarta-feira para pagar taxa
Postado por: Anacley Souza / 08:11h

Termina na próxima quarta-feira (25) o prazo para que candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) paguem a taxa de R$ 68 para garantir a participação nas provas. As inscrições foram encerradas as 23h59 de sexta-feira (21). Até pouco antes das 18h, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 8.222.491 inscrições, pouco menos do total de inscritos do ano passado (8.478.096). O balanço final do número de inscrições será apresentado em coletiva de imprensa na próxima segunda-feira (23) à tarde, mas o número total de candidatos só será confirmado depois do dia 25, quando termina o prazo para o pagamento da taxa. Em 2015, do total de inscritos 5,7 milhões de candidatos fizeram a prova. Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e candidatos de baixa renda que sinalizaram esta condição durante a inscrição estão isentos do pagamento da taxa. O valor, que até o ano passado só podia ser pago em agências do Banco do Brasil, agora pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Provas - As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, com atendimento específico ou especializado para quem indicou, no ato da inscrição, esta necessidade. É o caso, por exemplo, de pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. O atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – aqueles que, por convicção religiosa, reservam o sábado para descanso e oração. Nesse caso, os estudantes podem fazer o exame após o pôr do sol. Com informações da Agência Brasil

Comente agora
21
Mai
Estudantes brasileiros levam 12 prêmios em feira internacional de ciências
Postado por: Anacley Souza / 16:28h

“Agora, meu maior sonho é ver um para-atleta carregar a tocha olímpica com o antebraço robótico que estou desenvolvendo.” A frase é de Luiz Fernando Borges, estudante de 17 anos do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, e um dos brasileiros premiados na Intel ISEF- Feira Internacional de Ciência e Engenharia. O evento aconteceu entre 8 e 13 de maio, na cidade de Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Dele, participaram 1.700 estudantes, de 77 países, do oitavo ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio ou técnico. O Brasil mandou estudantes de escolas públicas e privadas. A delegação que representou o Brasil contou com 30 estudantes, que apresentaram, na feira, 18 projetos desenvolvidos individualmente ou em equipes. Depois de passar pelo crivo de avaliadores da comunidade científica internacional, o grupo conquistou 12 prêmios em sete trabalhos. Três deles foram atribuídos a Luiz Fernando, inclusive o primeiro lugar na categoria Engenharia Biomédica. Foi ele o estudante mais premiado da delegação. “Criei um programa de computador que transforma sinais elétricos dos músculos do corpo em comandos motores a um membro robótico”, diz Luiz Fernando. "Meu objetivo é ajudar pessoas que tiveram o antebraço amputado." Inspirado pelos estudos do cientista brasileiro Miguel Nicolelis – responsável por desenvolver o equipamento que permitiu a um paraplégico que desse o primeiro chute da Copa do Mundo de 2014 –, Luiz Fernando passou um ano trabalhando no projeto que chamou de “Prendendo fantasmas em robôs”. Suas pesquisas resultaram em uma manga que, acoplada ao bíceps do antebraço amputado, promove estímulos vibratórios na região sempre que o membro robótico for tocado ou movimentado.

Comente agora
21
Mai
Ministro suspende terceirização do Enem
Postado por: Anacley Souza / 15:37h

O ministro da Educação, Mendonça Filho, suspendeu a transferência do controle do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para uma organização terceirizada. Ele não assinou um contrato aditivo para que a Organização Social Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) passasse a ter o controle das operações relativas às provas. A expectativa é reduzir o custo com a prova nacional. Mendonça Filho teria avaliado o valor de R$ 2 bilhões previstos no aditivo como "absurdo e injustificável", frente ao contingenciamento previsto para a pasta no governo do presidente em exercício, Michel Temer. Na edição mais recente, o valor do Enem ficou em R$ 405 milhões, ante R$ 452 milhões em 2014. No ano passado, ainda no governo Dilma Rousseff, o ex-ministro Aloizio Mercadante iniciou as tratativas de firmar o termo aditivo, para que a contratada passasse a ter o controle das operações relativas tanto ao Enem quanto ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), além do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e do exame que permite a criação do banco de questões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O atual gestor da pasta não quis dar prosseguimento às intenções de seu antecessor. A negativa faz parte de uma espécie de "pente-fino" que o novo ministro solicitou à Consultoria Jurídica do MEC para reavaliar as decisões de Mercadante e, se for necessário, até mesmo anulá-las. Para além do alto custo para o orçamento apertado do ministério, a equipe técnica de Mendonça Filho interpretou o aditivo como uma "privatização do Inep, com a entrega do monopólio da gestão das avaliações para uma única empresa privada".

Comente agora
21
Mai
Capital: Prefeitura lança centro de educação integral e vai à sede do Google
Postado por: Débora Ayane / 11:50h

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, lançam na próxima segunda-feira (23), a partir das 10h, no Shereton da Bahia Hotel, o projeto que ampliará a oferta da educação integral da rede municipal de ensino com foco nas novas tecnologias. Trata-se da Escola Laboratório (Escolab), que será um Centro de Educação Integral com a finalidade de ampliar a oferta de ensino, em jornada ampliada, com vivências pedagógicas em práticas esportivas, científicas, artísticas, jogos de raciocínio lógico, de linguagem e cultura global, proporcionando a interação com os diversos saberes e tendo como eixos da prática a experimentação, a ludicidade, a tecnologia da informação e comunicação e a colaboração entre os educandos e educadores. O prefeito e o secretário também irão detalhar, durante a coletiva, o roteiro à viagem aos EUA, na semana que vem, quando irão visitar plataformas de educação integral com o uso de novas tecnologias de empresas como o Google. O prefeito e o secretário irão visitar a sede mundial do Google. A ideia é trazer essas tecnologias para Salvador.

Comente agora
21
Mai
Feira: Uefs e Clube de Astronomia oferecem curso básico gratuito no Observatório Antares
Postado por: Débora Ayane / 09:24h

Estão abertas as inscrições para o IX Curso Básico de Astronomia (CBA). As vagas são limitadas e encerram-se quando atingir 100 cadastros. O curso gratuito é oferecido pelo Clube de Astronomia de Feira de Santana e o Observatório Astronômico Antares da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no período de 30 de maio a 4 de junho (Inscreva-se). O CBA tem caráter informativo e é aberto a toda comunidade, composto por palestras, minicursos, oficinas e observação com telescópios. Os participantes devem levar um quilo de alimento não perecível e/ou agasalhos, no primeiro dia de aula. Pode se inscrever qualquer pessoa, de qualquer nível de escolaridade, que goste ou tenha admiração pelas Ciências Astronômicas. Com carga de 20 horas, o curso será realizado nos seguintes horários: segunda a sexta-feira das 18h30 às 21h30 e no sábado das 08h às 13h. As aulas ocorrem no Observatório Astronômico Antares, localizado na Rua da Barra, 925, no bairro Jardim Cruzeiro (rua do Hospital da Mulher). A empresa de transporte coletivo urbano tem parada em frente ao observatório.(UEFS)

Comente agora
20
Mai
Ministério da Educação e Cultura corta 20% da verba das escolas federais
Postado por: Anacley Souza / 20:56h

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) repassou em maio valor insuficiente para o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) pagar por bolsas de auxílio estudantil a alunos em situação de vulnerabilidade social. Apenas 80% do recurso foi enviado para os 33 câmpus do instituto neste mês. Em protesto, os alunos ocuparam na quinta-feira, 19, por quatro horas a reitoria do instituto. Após o ato, o MEC liberou mais 12% do recurso necessário para a bolsa. "A ocupação foi um ato pacífico e simbólico para chamarmos a atenção do MEC para a nossa situação. Eles fizeram um grande corte e isso está impactando nos alunos mais carentes, que não receberão as bolsas e estão com dificuldade até mesmo de ir à escola", disse Felipe Moraes de Sousa, de 19 anos, aluno de Engenharia Civil no câmpus São Paulo, no Canindé, zona norte da capital. De acordo com Luís Cláudio de Matos, diretor do câmpus, neste mês a unidade recebeu 80% dos R$ 670 mil que paga mensalmente aos 1.200 alunos em situação de vulnerabilidade - têm direito ao auxílio aqueles com renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo. O principal atraso, no entanto, foi no orçamento geral mensal, recurso que é usado para pagar fornecedores, prestadores de serviço e bolsas de incentivo a pesquisa e extensão - apenas 20% do valor do orçamento foi pago neste mês. "A prioridade são os alunos, então pagamos o que era possível das bolsas de auxílio estudantil, as de pesquisa e o subsídio no restaurante do câmpus. As demais contas estão todas atrasadas", disse Matos. Segundo o diretor, a unidade já enfrentou atraso de repasses outras vezes, mas o deste mês foi o maior. "É a primeira vez que recebemos tão pouco recurso e o pior é que estamos sem resposta sobre quando teremos a liberação do restante da verba, o que cria uma instabilidade entre os alunos."

Comente agora
20
Mai
Enem 2016 chega a 8,2 milhões de inscritos no último dia do prazo
Postado por: Anacley Souza / 19:03h

A taxa de inscrição custa R$ 68 – R$ 5 a mais que na edição do exame no ano passado. O prazo máximo para quitar o boleto é a próxima quarta-feira (25). Só após o pagamento é que a inscrição será confirmada. Dessa vez, ela poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios (antes, só era possível quitar a guia no Banco do Brasil). O balanço parcial de inscritos no Enem 2016 se aproxima do total de inscritos do ano passado. Em 2015 foram 8,4 milhões de inscritos, dos quais 7,7 milhões confirmaram as inscrições (com o pagamento do boleto ou obtenção da isenção da taxa). Ao fim daquele ano, 5,7 milhões fizeram as provas do exame. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30. Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados. O Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições. Destas, 2,2 milhões são de estudantes que estão no último ano do ensino médio.

Comente agora
20
Mai
Nota de esclarecimento sobre a paralisação dos funcionários terceirizados da UFRB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:32h

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público esclarecer que funcionários terceirizados de dois, dos seis contratos que esta Universidade possui, paralisaram suas atividades nos campi da UFRB, ao longo desta semana. O atraso salarial que motivou a ação dos funcionários da Locrhon - Locação de Recursos Humanos, Consultoria e Serviços Ltda compreende o salário mês de abril de 2016, que deveria ter sido pago até o dia 06 de maio pela empresa. No dia 19 de maio, a UFRB recebeu um pequeno repasse de recursos do Ministério da Educação (MEC), que permitiu realizar um acordo com os funcionários terceirizados para efetivar o pagamento diretamente pela Universidade, até o dia 23 de maio. A Reitoria reafirma seu compromisso em manter a normalidade dos serviços e está aberta ao dialogo com a comunidade.

Comente agora
20
Mai
Alunos da FTC protestam após roubo dentro do campus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:24h

Estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) protestam em frente a instituição na avenida Paralela, nesta sexta-feira, 20, um dia após o campus ser invadido por bandidos que assaltaram os alunos. Os criminosos invadiram a instituição e roubaram os pertences dos universitários. Diante da situação, um grupo de alunos se reuniu nesta manhã para cobrar mais segurança. Com cartazes na mão, eles falam da insegurança da FTC. Os manifestantes bloquearam a entrada do campus da Paralela.

Publicidade

Comente agora
20
Mai
Federação promove Encontro de empresas juniores em Cruz das Almas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:05h

Sempre preocupada com a expansão do empreendedorismo nas universidades baianas, a UNIJr-BA – Federação das empresas juniores do estado da Bahia, promoverá, na próxima sexta-feira, 20, o Encontro de Empresas juniores do Recôncavo Baiano. O evento, que acontecerá na UFRB, em Cruz das Almas, é realizado em conjunto com a empresa júnior de Engenharia Ambiental, Sannari. O objetivo do evento é falar de educação empreendedora nas instituições de ensino do recôncavo baiano, trazendo o Movimento Empresa Júnior como uma das opções para o desenvolvimento profissional dentro do ambiente acadêmico. O evento é gratuito, aberto para todos os universitários da região, e dará certificado de participação aos presentes, contando como horas extracurriculares. O encontro começará às 10 horas e terá a presença da equipe da UNIJr-BA, liderada pelo Diretor de Expansão, Rodrigo Nunes. “O evento é uma oportunidade de trazer para o público universitário do recôncavo novos ares de inovação, criatividade e contato com o mercado. A região ainda é carente de iniciativas que melhorem a universidade e a empresa júnior surge nesse contexto como melhor alternativa de aprendizado prático”, afirma Rodrigo Nunes.

Comente agora
20
Mai
Chef brasileira funda escola especializada em alimentação saudável
Postado por: Dulce Santana / 08:15h

Aderir a uma alimentação saudável é a resolução de nove entre dez pessoas, mas nem sempre é fácil atingir este objetivo. O marketing ao redor de muitos alimentos, tais como barras de cereais e biscoitos processados, dá a impressão a muitos consumidores de que a comida é saudável, quando na verdade é cheia de conservantes e corantes. Para tirar as dúvidas e ensinar as pessoas a cozinharem uma alimentação genuinamente saudável, a chef Anna Elisa de Castro fundou a N.O.S. Escola, A escola, direcionada a quem quer comer comida gostosa e, acima de tudo, com qualidade, é a primeira instituição de ensino no país especializada em alimentação Natural, Orgânica e Saudável, de acordo com o site 'The Greenest Spot'. O curso tem duração de 80 horas de aulas práticas de técnicas de cozinha. Entre as disciplinas do currículo estão Cultivo Orgânico, Dietética Vegana e Raw Food. Como a chef acredita que é preciso desenvolver a espiritualidade e a culinária é fundamental, o currículo tem também aulas de Meditação, Yoga e Musicaterapia. (Notícias ao Minuto)

Comente agora
20
Mai
Salvador ganhará escolas de tempo integral com foco em tecnologia
Postado por: Dulce Santana / 07:25h

A prefeitura de Salvador anuncia na próxima segunda-feira os detalhes de um projeto inovador, na área de educação, que terá como parceiro o Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O projeto, que será contemplado dentro do futuro modelo de educação integral da rede municipal de ensino, será implementado, inicialmente, em duas unidades — uma no Subúrbio e outra na Boca do Rio, em espaços ainda a ser divulgados. “Nosso programa de educação integral vai ser lançado na próxima segunda-feira e, em seguida, eu e o secretário Guilherme (Bellintani, da Educação), vamos para os Estados Unidos fechar uma parceria que vai ser a primeira plataforma unificada de educação integral do Brasil”, revelou o prefeito ACM Neto. O anúncio foi feito ontem, durante a solenidade de inauguração simbólica de 50 novas escolas municipais em Salvador. Segundo o CORREIO apurou, o prefeito e o secretário da Educação viajam para conhecer a sede do Google, no Vale do Silício, na Califórnia, onde vão conhecer o Google Edu — braço da empresa na área de Educação. A visita vai durar uma semana.

Comente agora
20
Mai
Terceirizados paralisam atividades na UFRB de Cruz das Almas, S. A. de Jesus e Amargosa
Postado por: Anacley Souza / 06:48h

Com salários atrasados, funcionários terceirizados que realizam trabalho administrativo na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) paralisaram as atividades. Servidores das cidades de Amargosa, Santo Antônio de Jesus  e Cruz das Almas aderiram a manifestação desde a última quarta-feira (18). Os profissionais reivindicam soldos atrasados além de benefícios. Representantes do ato informaram que a paralisação é por tempo indeterminado ou até que todos os salários sejam depositados. Alunos das Unidades apoiam a manifestação, no entanto, a Reitoria não se manifestou sobre o assunto.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
20
Mai
Inscrição para o Enem 2016 termina nesta sexta-feira
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:47h

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2016 serão encerradas às 23h59 desta sexta-feira (20). Os participantes devem acessar a páginahttp://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial 

A taxa de inscrição custa R$ 68 – R$ 5 a mais que na edição do exame no ano passado. Dessa vez, ela poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios (antes, só era possível quitar a guia no Banco do Brasil). Para se inscrever, os candidatos precisam ter em mãos o RG e o CPF – menores de idade que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-los. Também será obrigatório informar um endereço de e-mail e um celular, o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).
Comente agora
19
Mai
Professores da Uesb paralisam atividades na próxima quarta (25)
Postado por: Anacley Souza / 19:44h

O professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) paralisarão suas atividades na próxima terça-feira (24). De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB), a ação foi aprovada em assembleia realizada no último dia 26 de abril. A paralização tem como objetivo “forçar” o governo do Estado a iniciar negociações com a categoria. “De 2013 a 2016, a UESB deveria ter recebido R$ 18,1 milhões a mais nas verbas de manutenção, investimento e custeio, considerando a inflação do período”, afirma o comunicado divulgado nesta terça-feira (19). Ainda segundo a nota, a questão orçamentaria tem “impossibilitado o funcionamento mínimo da universidade”.

Comente agora
19
Mai
Leitura é hábito de 56% da população, indica pesquisa
Postado por: Anacley Souza / 18:14h

A leitura é um hábito de 56% da população brasileira, segundo pesquisa divulgada nessa quarta-feira (18/5), pelo Instituto Pró-Livro (IPL). Para ser considerado um leitor, pela metodologia do estudo, é necessário ter lido ao menos um livro nos últimos três meses. Ao todo, foram ouvidas 5 mil pessoas em todas as regiões do Brasil, entre 23 de novembro e 14 de dezembro de 2015. Em relação aos dois últimos estudos feitos pela organização, o percentual de leitores variou pouco, eram 55%, em 2007, e 50% em 2011. Em média, os entrevistados disseram ter lido 2,54 livros nos últimos três meses, sendo 1,06 do começo ao fim. Entre os que têm o hábito da leitura, a média é de 4,54 livros no período, com 1,91 inteiro. Para o presidente do IPL, Marcos da Veiga Pereira, a falta de tempo e o tamanho dos esforços necessários para difundir o hábito dificultam a ampliação do número de leitores. “Tanto na educação quanto na área cultural, o investimento é muito grande e de longo prazo”, ressaltou. “Na escola você tem que ter um investimento no professor, na biblioteca escolar e no mediador de leitura. A gente precisa trazer esses programas, como o convívio com os autores”, sugeriu. Segundo Pereira, esse deve ser um trabalho conjunto e desenvolvido por entidades do setor privado, organizações não governamentais e o Poder Público.

Preferências :  Entre os leitores, 42% disseram ter o hábito de ler a Bíblia. Em seguida, entre as leituras frequentes, aparecem os livros religiosos, os contos e os romances, com 22% da preferência do público. Os livros didáticos são habituais para 16% da população e os infantis, para 15%. As bibliotecas ganharam espaço como local de leitura.

Comente agora
19
Mai
Professores da Uesb paralisam atividades na próxima quarta
Postado por: Débora Ayane / 17:20h

O professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) paralisarão suas atividades na próxima terça-feira (24). De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB), a ação foi aprovada em assembleia realizada no último dia 26 de abril. A paralização tem como objetivo “forçar” o governo do Estado a iniciar negociações com a categoria. “De 2013 a 2016, a UESB deveria ter recebido R$ 18,1 milhões a mais nas verbas de manutenção, investimento e custeio, considerando a inflação do período”, afirma o comunicado divulgado nesta terça-feira (19). Ainda segundo a nota, a questão orçamentaria tem “impossibilitado o funcionamento mínimo da universidade”.

Comente agora
19
Mai
Termina amanhã prazo de inscrição no Enem
Postado por: Anacley Souza / 12:57h

Os estudantes que quiserem concorrer a vagas no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até as 23h59 de amanhã (20), horário de Brasília, para se inscrever nas provas. O processo é feito apenas pela internet, no site do Enem. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Até as 16h de ontem (18), havia mais de 5 milhões de inscrições na página do Enem. Para finalizar o processo, o participante deve informar o CPF, o número do documento de identidade e um e-mail. O candidato deve informar ainda se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista – aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. O estudante também precisa informa se quer usar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia das provas do exame. A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Novidade: Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, não compareceram nos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do Programa Ciência sem Fronteiras.

Comente agora
19
Mai
Estudantes protestam contra falta de profissionais em escolas de Juazeiro
Postado por: Dulce Santana / 10:11h

Estudantes da rede estadual realizam um protesto em frente ao Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano, no município de Juazeiro, na manhã desta quinta-feira (19). Um grupo de alunos se reuniu no local e impediu o acesso dos professores na escola. Segundo informações dos manifestantes, o protesto é para reclamar da falta de profissionais nas escolas devido à greve de terceirizados, iniciada no dia 24 de fevereiro. Os estudantes afirmam que estão sem merendeiras e profissionais de limpeza. “É uma falta de respeito com os alunos que querem estudar de verdade”, desabafou a estudante Adriana Andrade. Os manifestantes alegam também que as aulas estão acontecendo com tempo reduzido em várias escolas do município. Por volta das 9h30 o grupo se deslocava para realizar o protesto em frente a outra escola estadual do município. O G1 entrou em contato com a Secretaria da Edudação do Estado da Bahia, que ficou de se posicionar sobre o assunto ainda nesta quinta-feira (19). (G1/Bahia)

Comente agora
18
Mai
Professor da Facemp lança livro sobre a diversidade cultural da Ilha de Itaparica
Postado por: Anacley Souza / 20:49h

O professor e Especialista de Recursos Humanos, Silvano Sulzat lançou na noite desta quarta-feira o livro ‘Docência nas Águas: Diversidade Cultural, Maritimidade e Travessias na Ilha de Itaparica’ na Semana Acadêmica da Facemp (Faculdade de Ciências Empresariais), Em santo Antônio de Jesus. Em entrevista a reportagem do Portal Voz da Bahia, Sulzat é uma obra que discute a diversidade cultural e a docência na educação básica na Ilha de Itaparica, “o livro traz um recorte histórico da Ilha e sua emancipação política e especificamente fala como o professor lida com o cotidiano dos alunos da localidade”, disse. Segundo o entrevistado, na formação do professor é importante discutir como a escola lida com a diversidade cultural, religiosa e tradições culturais onde o aluno vive, “independente do local, da região ou cidade é importante reconhecer os elementos culturais de um lugar. O livro traz uma reflexão de como é tratada a diversidade cultural”, pontuou.

Nativo da Ilha de Itaparica, Silvano Sulzart possui mais de 15 anos de experiência docente. Pedagogo, formado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Educação e Contemporaneidade, desenvolve trabalhos voltados para a formação docente, coordenação pedagógica, Letramento e Alfabetização, e Diversidade Cultural.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia/ Débora Ayane

Um comentário
18
Mai
MEC suspende novos contratos de Fies e ProUni em 9 faculdades
Postado por: Débora Ayane / 18:11h

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura suspendeu novos contratos do Fundo Financiamento Estudantil (Fies) de nove faculdades, em determinados cursos. A medida cautelar está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e também prevê suspensão de participação em seleção para oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e ainda restrição na participação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para as mesmas instituições. As instituições alvo das punições são: Escola Superior de Relações Públicas (Secretaria Executivo); Universidade Bandeirante Anhanguera (Gestão Financeira); Faculdade de Ciências Contábeis de Itapetininga (cursos de Ciências Contábeis e de Administração); Faculdade São Camilo (Administração); Faculdade Afirmativo (cursos de Direito, Secretariado Executivo e Administração); Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (Ciências Contábeis); Faculdade São Marcos (Administração); Faculdade do Descobrimento (Administração); e Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes (Ciências Contábeis). A portaria ainda traz penalidades para outras três instituições, o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, o Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo e a Faculdade Fernão Dias. Fonte: Agência Estado

Comente agora
18
Mai
Ministro recua após defender mensalidade em universidades públicas
Postado por: Anacley Souza / 18:09h

Após anunciar que apoiaria uma eventual cobrança de mensalidade em universidades públicas, o ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, voltou atrás e disse que elas continuarão gratuitas. "As universidades públicas continuam gratuitas. Qualquer informação diferente é falsa", afirmou o ministro nesta quarta-feira (18), em nota enviada à imprensa. Em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, o deputado federal licenciado pelo DEM tinha afirmado que não criaria barreiras caso as universidades quisessem cobrar valores aos alunos. O comunicado foi feito após repercussão da entrevista e os comentários de Mendonça sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) em tramitação no Congresso Nacional para regulamentar a cobrança em cursos de extensão, especialização e pós-graduação lato sensu em universidades públicas. (Folha de S. Paulo)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com