As comentadas


Boa noite , Terça-feira, 30/08/2016








Enquete



Reflita

Blog

Educação

30
Mai
Publicidade Famam
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:28h

3 comentários
30
Ago
Enem 2016 será aplicado em 1,7 mil municípios em 5 e 6 de novembro
Postado por: Redação Voz da Bahia / 18:28h

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em 5 e 6 de novembro, será aplicado em 1.727 municípios em 17 mil locais de prova, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na segunda-feira (29), o Ministério da Educação (MEC) reuniu equipes que que atuarão na logística do Exame. Estão previstas mais três reuniões, em 30 de setembro e em 14 e 28 de outubro.

Números do Enem 2016

8.627.194 inscritos

16 milhões de provas impressas

1.727 municípios de aplicação

17 mil locais de prova

77 mil malotes

6,1 mil rotas de distribuição

1.772 coordenadores estaduais e municipais

Comente agora
30
Ago
Inscrições para 2ª etapa das vagas residuais da UFBA abrem nesta terça
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:50h

Estão abertas nesta terça-feira (30) as inscrições para a 2ª etapa das vagas residuais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os interessados em participar da seleção por meio da transferência externa, voltada para o público em geral, têm até o dia 8 de setembro para se candidatar. As provas serão realizadas no dia 16 de outubro. Os candidatos às vagas podem consultar a lista da documentação necessária para as inscrições e outras informações no site do processo seletivo e no edital do Processo Seletivo. Confira aqui as vagas distribuídas entre os diversos cursos de graduação da instituição. No início do mês de agosto, foi realizada a 1ª etapa do processo seletivo, por meio de transferência interna, que foi voltado apenas para alunos que já estudam na UFBA.

Comente agora
29
Ago
Escolas do antigo ensino supletivo perdem 100 mil alunos por ano
Postado por: Anacley Souza / 23:40h

Ao mesmo tempo em que o Brasil pena para reduzir sua taxa de analfabetismo, de 8,3%, as matrículas nas escolas de Educação de Jovens e Adultos só caem.A continuidade dos estudos na chamada EJA, o antigo supletivo, é apontada por especialistas como fundamental para consolidar o aprendizado em cursos de alfabetização. Mas, desde 2007, a modalidade perde mais de 100 mil alunos por ano. Segundo o censo do Ministério da Educação, o número de matriculados caiu 32% de 2007 até 2015 -de 4,9 milhões para 3,9 milhões. Para Roberto Catelli., da ONG Ação Educativa, a queda se deve a diversos fatores: a inadequação das escolas, que precisariam ter metodologia e grade horária mais adequada ao público adulto; fatores externos, como problemas de saúde e jornadas de trabalho muito intensas; e o baixo investimento das secretarias de educação na área. "Investir na educação de adulto não dá voto", concorda Rita de Cássia Lima Alves, da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Para ela, reforçar a modalidade é a única saída para combater de fato o analfabetismo, já que cursos como os oferecidos pelo Brasil Alfabetizado são em sua avaliação curtos (8 meses) e muitas vezes não são ministrados por professores com treinamento adequado. Como a Folha de S.Paulo mostrou, o Ministério da Educação interrompeu o programa, ao bloquear o cadastro de novos alunos em junho. Desde antes, porém, deficiências na iniciativa já eram apontadas. "O país precisa repensar os programas de alfabetização e construir uma política consistente para a EJA", diz Alessio Costa Lima, presidente da Undime (associação dos secretários municipais de educação). Com informações da Folhapress.

Comente agora
29
Ago
Abandono dos estudos é maior entre jovens sem Fies
Postado por: Anacley Souza / 21:09h

É 3,5 vezes maior o porcentual de estudantes sem o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que deixam o primeiro ano da graduação nas instituições privadas. O ‘Mapa do Ensino Superior no Brasil’ divulgado nesta segunda-feira, realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), mostra que em 2014, 25,9% dos alunos não beneficiados pelo financiamento abandonaram algum curso no ensino particular, enquanto a evasão daqueles que tinham o Fies foi de 7,4%. O Fies é um programa do governo federal que oferece ao estudante a oportunidade para o aluno financiar a mensalidade, ou parte dela, com juros de 6,5%. sindicato projeta uma redução de 11% entre 2014 e 2016 no número de matrículas na rede privada para cursos presenciais. Segundo o último dado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram realizadas 4,7 milhões de matrículas em 2014. Conforme estimativas do sindicato, o total de matrículas caiu para 4,31 milhões no ano passado e ficará em 4,17 milhões em 2016.

Comente agora
28
Ago
Termina neste domingo prazo para inscrições de vagas remanescentes do Fies
Postado por: Débora Ayane / 10:32h

Termina neste domingo (28) as inscrições para as vagas remanescentes da edição deste segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo vale apenas para estudantes graduados e não-graduados que tenham sido pré–selecionados no processo regular e não tenham firmado o contrato de financiamento pelo Fies. O período de inscrição vai até 2 dezembro e varia de acordo com a condição do estudante. Confira: de 22 a 28 de agosto — Estudante não graduado, pré–selecionado no processo seletivo regular do Fies 2º/2016 e que não tenha firmado contrato de financiamento; de 26 a 28 de agosto — Estudante graduado, pré–selecionado no processo seletivo regular do Fies 2º/2016 e que não tenha firmado o contrato de financiamento; de 29 de agosto a 5 de setembro — Estudante não graduado e que ainda não está matriculado; de 2 a 5 de setembro — Estudante graduado e que ainda não está matriculado; de 29 de agosto a 2 de dezembro — Estudante não graduado e que já está matriculado; e de 2 de setembro a 2 de dezembro — Estudante graduado e que já está matriculado. De acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Educação afirma que, a iniciativa de oferecer as vagas remanescentes é inédita e visa preencher 28 mil vagas que não foram ocupadas no processo regular. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, na página do FiesSeleção. Em seguida, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do Fies e concluir sua inscrição em dois dias úteis subsequentes. É necessário comprovar ainda renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos. O Fies é o programa do Governo Federal que financia cursos superiores em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesta edição, foram ofertadas um total de 75 mil vagas.

Comente agora
26
Ago
UFRB abre concurso público para professor em Santo Amaro
Postado por: Anacley Souza / 19:28h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou edital de concurso público para o cargo de professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), no campus de Santo Amaro da Purificação. São oferecidas 3 vagas. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 1º de setembro e 14 de outubro. A taxa de inscrição custa R$ 200. As provas serão iniciadas a partir do dia 30 de janeiro de 2017. Os interessados devem acessar o site de concursos da UFRB para preencher o Requerimento de Inscrição e enviá-lo via Sedex, junto com os demais documentos exigidos no edital, dispopnível na internet, para a Gerência Técnica Administrativa do Cecult. As inscrições também poderão ser feitas presencialmente no centro de ensino, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. As áreas de conhecimento contempladas são: Conhecimento, Ciência e Realidade; Educação e Tecnologias; História, Teoria, Crítica e Curadoria. O regime de trabalho é de dedicação exclusiva e a titulação mínima exigida é o doutorado nas áreas. A ordem de etapas das provas será: escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. A prova escrita será discursiva e terá caráter eliminatório e classificatório. A prova prática terá caráter eliminatório e complementar à prova escrita. Já a prova de títulos e a defesa do memorial terão caráter classificatório. Após a conclusão das etapas, o resultado será publicado no site de concursos da UFRB e no Diário Oficial da União. A relação dos candidatos aprovados será divulgada por ordem de classificação, considerando o número máximo de vagas para cada área de conhecimento. O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação da sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Comente agora
26
Ago
Servidores da educação de S. Miguel das Matas se manifestam reivindicando o pagamento do reajuste salarial. Veja as fotos
Postado por: Débora Ayane / 00:01h
  • Professores e funcionários da educação realizam manifestação em São Miguel das Matas cobrando a efetivação do Plano do Servidor aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo Poder Executivo. Nesta quinta-feira (25), aconteceu uma caminhada para reivindicação do pagamento do reajuste salarial pelas ruas da cidade e com concentração em frente à APLB Sindicato, na sexta e no sábado a categoria também estará com suas atividades paralisadas. Em um áudio enviado ao Voz da Bahia, a professora Irinha represando a categoria questiona ao Secretário da Educação: “o que é uma aula normal? É colocar qualquer um na nossa sala? Isso é uma educação de qualidade? Para ter aula normalmente, tem que ter uma pessoa competente em nossa sala. Como é que alguém que nem sabe o assunto que estamos dando e entra na sala para dar conta do recado?”, interpelou.

Reportagem e Fotos: Voz da Bahia

  • Veja mais fotos:
Comente agora
25
Ago
Ufba vai custear bolsas cortadas pelo CNPq
Postado por: Anacley Souza / 23:21h

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) vai assumir, com recursos do próprio orçamento, 118 bolsas de iniciação científica. O anúncio feito esta semana deve-se ao corte de 20% anunciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq). A decisão da Ufba visa diminuir o prejuízo à iniciação e manter os trâmites do edital já publicado, informou em nota. Ainda segundo a nota, os estudantes de graduação selecionados para os vários projetos de pesquisa já haviam entregue a documentação necessária para as bolsas. "Como não houve reconsideração por parte do CNPq, a Ufba resolveu abrir as bolsas", diz o comunicado. Depois do anúncio do corte pelo CNPq, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) informou a supressão de 40% das verbas repassadas pela mesma instituição. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo presidente da Fapesb, Eduardo Almeida, durante uma palestra pelos 15 anos do órgão, no Parque Tecnológico, na Paralela. Além do corte pelo CNPq, a Fabesp perdeu cerca de 40% nos investimentos do governo estadual, devido à crise. De acordo com o gestor, os recursos do órgão provêm de 1% da renda líquida do estado, que arrecadou menos em 2015, o que, por tabela, resvalou no arrocho da Fapesb. Com isso, a fundação teve que cortar 300 bolsas de iniciação científica desde o ano passado. Por conta do contingenciamento de recursos, o gestor calcula a perda de, aproximadamente, R$ 1,2 milhão no período de um ano, montante que seria aplicado para o desenvolvimento de pesquisas no estado nas áreas de inovação, ciência e tecnologia. Apesar do aperto no orçamento, Almeida vê motivos para celebrar os 15 anos de fundação da Fabesp. De 2000 até 2009, ele cita, os programas de pós-graduação aumentaram de 30 para mais de 100 no estado, com recursos provenientes dos editais abertos pelo órgão.

Comente agora
25
Ago
IFBA de Santo Antônio de Jesus está com inscrições abertas para professor
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:26h

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) está oferecendo 193 vagas para professores em diversas áreas do conhecimento. Após o resultado, os classificados deverão escolher uma dentre as 23 unidades da instituição. O edital do concurso foi publicado nesta quarta-feira, na seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) e o período de inscrição será das 8h do dia 25 de agosto às 14h do dia 26 de setembro de 2016, através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. O Instituto Federal da Bahia (IFBA) está oferecendo 193 vagas para professores em diversas áreas do conhecimento. Após o resultado, os classificados deverão escolher uma dentre as 23 unidades da instituição. O edital do concurso foi publicado nesta quarta-feira, na seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) e o período de inscrição será das 8h do dia 25 de agosto às 14h do dia 26 de setembro de 2016, através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.

As vagas, disponibilizadas no edital do concurso, compreendem as áreas de administração, arquitetura, artes, biologia, computação, construção civil, contabilidade, desenho, direito, economia, engenharia, filosofia, física, geografia, geologia, história, lingagem, matemática, metodologia da pesquisa, pedagogia, estatística, química, saúde, sociologia e turismo. A taxa de inscrição, no concurso, é de R$ 150,00, mas o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderá solicitar isenção total deste valor até o dia 31/08/2016.

Comente agora
25
Ago
Por falta de reajuste servidores de carreira da educação vão às ruas São Miguel das Matas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:23h

Os servidores da rede municipal de educação em São Miguel das Matas continuam reivindicando o pagamento do reajuste salarial. Segundo a coordenadora da APLB Maria Helena, a paralisação está mantida. “Fizeram uma reunião ontem dizendo que vão abrir as escolas, mas é um meio de amedrontar a gente, por que não estamos pedindo nada demais”, destacou. Os profissionais de carreira da rede municipal de ensino de São Miguel das Matas, do magistério e de outras áreas estão em mobilização pelas ruas da cidade nesta quinta-feira, cumprindo a paralização de três dias, conforme noticiado pela Criativa On Line. Eles se concentraram em frente ao Núcleo local e logo em seguida percorreram as ruas do centro da cidade com faixas e cartazes, apitos e outros objetos sonoros cobrando a efetivação do Plano do Servidor aprovado na Câmara de vereadores e sancionado pelo Poder Executivo. Mesmo com a paralisação, as escolas estão funcionando, conforme assessoria da Secretaria de Educação, que enviou fotos para a Redação da Criativa On Line na manhã desta quinta-feira.

Foto: Criativa Online

Comente agora
24
Ago
Fies e Prouni bancam um terço das matrículas em particulares
Postado por: Anacley Souza / 22:59h

Em média, 30% dos estudantes da rede particular superior de ensino fazem parte de programas de financiamento estudantil do governo federal. O dado é de um levantamento inédito do IDados, órgão de pesquisa educacional do Instituto Alfa e Beto, que mapeou a participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade Para Todos (Prouni). Segundo a análise, os programas são ferramentas importantes para inserir pessoas de baixa renda no ensino superior. O estudo, feito com informações do Ministério da Educação (MEC) entre 2009 e 2014, mostra que o Acre é o estado que lidera o ranking de estudantes que fazem parte dos programas, com 74%. Os estados com menor número de adesões são o Paraná, com 14%, e o Amazonas, com 13%. A análise revela ainda que houve um aumento no número de beneficiados pelo Fies e Prouni, de 116 000 para 681 000 alunos novos, entre 2009 e 2014. O Fies, que dá oportunidade para o estudante financiar a mensalidade, ou parte dela, com juros de 6,5%, é o preferido dos estudantes – 22% recebem o financiamento. Já o Prouni, que oferece bolsas parciais ou integrais universidades particulares, é utilizado por 7% dos alunos. O levantamento revela que o Fies teve um crescimento a partir de 2010, quando uma série de ações do governo federal promoveu a adesão ao programa. Os juros foram reduzidos abaixo da inflação – de 6,5% para 3,5% – e os participantes passaram a firmar contratos com as instituições ao longo do ano e não em um período específico (como ocorre atualmente). Com isso, os ingressantes passaram de 2% em 2010 para 29%, em 2014. Já em 2015, com as propostas de ajuste fiscal do governo, o MEC reduziu o número de contratos ofertados, começou a exigir notas mínimas no Enem, estabeleceu limite de renda de até 2,5 salários mínimos e retomou a taxa de juros para 6,5%.

Comente agora
24
Ago
Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para mais de 200 mil bolsas de estudo no país. Há vagas para SAJ
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:22h

O Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional, continua com inscrições abertas para as vagas do segundo semestre de 2016. São mais de 200 mil bolsas de estudo de até 70% de desconto em todo o país. As bolsas são para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, idiomas, preparatório para concursos, cursos profissionalizantes, EJA (Educação para Jovens e Adultos) e pré-vestibular/Enem. A cidade de Santo Antônio de Jesus no interior da Bahia foi contemplada com bolsa de pós-graduação, educação básica, cursos de idiomas, preparatório para concursos, cursos profissionalizantes, pré-vestibular e graduação nos cursos de Enfermagem do Trabalho, Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Letras, Análises Clínicas, entre outros na modalidade presencial e o Ensinoa distância( EAD). As inscrições são gratuitas e realizadas através do site oficial do programa. O prazo para fazer a inscrição é até 30 de setembro de 2016. Clique aqui e saiba mais.

Comente agora
24
Ago
Fies e Prouni bancam mais de um terço das matrículas em 18 Estados
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:31h

Na maior parte do país, ao menos 1 em cada 3 alunos do ensino superior privado conta com algum subsídio do governo federal para estudar. O número consta de mapeamento inédito dos programas Fies e Prouni feito pelo IDados, entidade de pesquisa educacional ligada ao Instituto Alfa e Beto, com informações do Ministério da Educação relativas ao período entre 2009 e 2014. O governo federal tem dois programas para facilitar o acesso a cursos de ensino superior privados. Pelo Prouni, o aluno tem bolsa de 50% ou 100% e, em troca, a instituição ganha isenção de alguns tributos. Pelo Fies, o estudante financia a mensalidade, ou parte dela, com juros de 6,5% -portanto, abaixo da inflação, que foi de 8,7% nos últimos 12 meses. No total, em 18 unidades da federação, mais de um terço dos alunos do ensino superior privado estava em algum dos dois programas em 2014. A proporção chega a 74% no Acre, que lidera o ranking. Considerando o país todo, a média é de 30% -apenas com o Fies. O programa teve crescimento expressivo a partir de 2010, quando o governo alterou as regras do financiamento, reduzindo os juros para taxas abaixo da inflação e autorizando que contratos fossem fechados ao longo do ano todo, e não em um período específico, entre outras mudanças.

Comente agora
24
Ago
Jogos Estudantis movimentam escolas do Recôncavo
Postado por: Débora Ayane / 15:46h

A etapa regional dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), acontece nesta quarta-feira (24) e na próxima terça-feira (30), no Ginásio Municipal de Esportes e no Instituto Federal de Educação da Bahia (Ifba), em Santo Antonio de Jesus.Projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado para fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da Educação Básica, os Jogos estão mobilizando os estudantes em diferentes modalidades esportivas nas escolas circunscritas ao Núcleo Regional de Educação – NRE 21.Estarão envolvidas nos jogos 21 unidades de ensino dos municípios de Santo Antonio de Jesus, Muniz Ferreira, Nazaré, Varzedo, Dom Macedo Costa, Maragogipe, Cruz das Almas, Cachoeira, Salinas, Muritiba e Sapeaçu. Os estudantes entrarão em campo com as modalidades de futsal, hanbol e vôlei.O estudante Alan, do Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida, em Conceição do Almeida, está cheio de expectativas para os jogos. “É uma oportunidade que temos para mostrar nosso talento no esporte. Acredito que projetos como esse são um incentivo à melhoria dos estudos”, diz.Coordenador dos Jerp no NRE 21, o professor Carlos Elber Ribeiro Machado destacou a importância do esporte, considerando o ponto de vista educativo. “Quando desenvolvidos numa perspectiva educativa, os jogos podem contribuir sobremaneira com o desenvolvimento humano. A ética, a moral, o respeito às regras, o espírito de coletividade são passíveis de serem trabalhados no esporte quando os jovens são orientados nesse sentido”, ressalta.(NRE21)

Comente agora
23
Ago
Professora elimina a lição de casa em escola americana
Postado por: Anacley Souza / 22:04h

Uma turma de alunos da segunda série de uma escola americana não precisará fazer lição de casa durante todo o ano letivo. No início do ano, a professora Brandy Young, que dá aulas na escola pública de ensino fundamental de Godley, no Texas, entregou um bilhete aos pais dos estudantes afirmando que está “tentando algo novo” e que não passará lições de casa. “As lições de casa serão apenas as que os estudantes não terminaram durante o dia. As pesquisas não conseguiram provar que a lição de casa melhora o desempenho dos alunos”, escreveu a professora em sua mensagem. “Em vez disso, peço a vocês que passem suas noites fazendo coisas que comprovadamente estão relacionadas ao sucesso estudantil. Façam jantares em família, leiam juntos, brinquem ao ar livre e coloquem seus filhos na cama mais cedo.” O novo método foi discutido pela professora em uma reunião com os pais, no início das aulas, quando entregou o bilhete. Samantha Gallagher, mãe de Brooke, uma das alunas de Brandy, afirmou ao canal americano CNN que ela e o marido gostaram da iniciativa. “Brooke teve lições de casa desde a pré-escola. A ideia de não ter mais tarefas deixou minha filha extremamente feliz”, contou Samantha. Não está comprovado, entretanto, que as lições escolares feitas em casa não auxiliam no sucesso escolar dos alunos. Um estudo publicado no ano passado no periódico The American Journal of Family Therapy indica que os alunos americanos do ensino fundamental recebem até três vezes mais lições de casa que o recomendado pela Associação Nacional da Educação, órgão responsável por estabelecer os parâmetros de ensino nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, o stress devido a essa quantidade excessiva pode ser prejudicial aos estudos. Contudo, outros estudos mostram que as lições de casa ajudam os alunos a aprender. Uma pesquisa publicada em 2012 afirma que há relação entre a lição de casa e o bom desempenho em testes de conhecimento. Outro estudo, de 2006, revela que a lição de casa tem um efeito positivo no aprendizado, principalmente nas séries finais do ensino fundamental e médio.

Comente agora
22
Ago
Prorrogado prazo para pedir isenção da taxa do processo seletivo do IFBA
Postado por: Anacley Souza / 23:38h

O prazo para pedir a isenção parcial da taxa de inscrição do processo seletivo 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi prororgado até o dia 30 de agosto. Antes da prorrogação, os estudantes tinham até o dia 18 do mesmo mês para solicitar o benefício. Os candidatos devem pedir a isenção no ato da inscrição e entregar os documentos nos campi do instituto. As vagas são para cursos técnicos integrados e superiores. As inscrições podem ser feitas, apenas pelo site do IFBA, até o dia 15 de setembro. A taxa de inscrição para os cursos técnicos custa R$ 30. Quem for contemplado com a isenção parcial pagará o valor de R$ 3. As provas serão aplicadas no dia 20 de novembro, das 8h às 12h.

Vagas:  São oferecidas 3.943 vagas dos cursos técnicos nas formas integrada e subsequente, disponíveis em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista. Para ingressar nos cursos técnicos integrados, com formação de três a quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Todos os candidatos serão submetidos à prova de questões objetivas (geografia, história, língua portuguesa e matemática) e redação. O cadidatos aos cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, devem ter concluído o ensino médio ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Para esssa modalidade, 50% das vagas têm aplicação de prova de questões objetivas (biologia, física, geografia, história, inglês ou espanhol, língua portuguesa, matemática e química) e redação, e 50% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem ter mais informações sobre o processo seltivo pelo e-mail selecao2017@ifba.edu.br e pelos telefones (71) 2102-0474 e 2102-0470.

Comente agora
22
Ago
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta segunda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:14h

As inscrições para as vagas remanescentes da edição do segundo semestre do Financiamento Estudantil (Fies) 2016 começam a partir desta segunda-feira (22) e devem ser feitas na página do FiesSeleção na internet. Os prazos variam de acordo com a condição do estudante. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19). Para o estudante não graduado que tenha sido pré-selecionado na seleção regular do Fies e não tenha firmado o contrato de financiamento, o período de inscrição vai entre 22 a 28 de agosto. Para o graduado, o prazo vai entre 26 e 28 de agosto.Já para estudante não graduado que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que não está matriculado, o período varia de 29 de agosto a 5 de setembro. Para o graduado, o prazo é de 2 de setembro a 5 de setembro. Os períodos de inscrição mudam para os alunos que estão matriculados em instituições de ensino superior. Para os graduados, o prazo vai entre 29 de agosto e 2 de dezembro. Para os não graduados, o período é de 2 de setembro a 2 de dezembro. Poderão concorrer às vagas remanescentes os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, tenham média geral mínima de 450 pontos, não tenham zerado na redação, e ainda, possuam renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos. Depois de se inscrever no FiesSeleção, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies

Comente agora
22
Ago
Sem receber reajuste servidores da educação paralisam atividades em São Miguel das Matas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:18h

Professores e Auxiliares de Serviços Gerais da Secretaria Municipal de Educação em Sã0 Miguel das Matas, decidiram em assembleia realizada nesta sexta-feira (19/08), paralisar suas atividades por tempo indeterminado. Segundo a professora Irene, a Prefeitura não fez o pagamento do reajuste salarial dos servidores, mesmo após um prazo de três meses estipulado pela própria gestão municipal. “Na reunião com os representantes da prefeitura, antes da assembleia, eles nos disseram que a gestão tem boa vontade para pagar mas não tem dinheiro. Pedimos algum tipo de acordo e eles disseram que não tinha data e nem previsão de quando seria possível cumprir o pagamento que achava possível em novembro”, destaca Irene, professora da Rede Municipal e integrante da APLB local. Está programado um movimento pelas ruas da cidade na manhã de quinta-feira, dia 25. Na sexta acontecerá uma reunião com o núcleo da APLB na própria sede, e segunda-feira da próxima semana (29), será realizada outra assembleia. (Criativa On Line)

Comente agora
21
Ago
Universidades federais devem ter corte de até 45% em investimento
Postado por: Anacley Souza / 14:30h

O governo prevê cortar até 45% dos recursos previstos para investimentos nas universidades federais em 2017, na comparação com o orçamento deste ano. Já o montante estimado para custeio deve ter queda de cerca de 18%. Segundo cálculos de gestores, serão cerca de 350 milhões de reais a menos em investimentos para as 63 federais – na comparação com os 900 milhões de reais previstos para o setor neste ano. As instituições já vivem grave crise financeira, com redução de programas, contratos e até dificuldades para pagar contas. A previsão de recursos para 2017 foi publicada nesta semana no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, portal do Ministério da Educação (MEC) que trata do orçamento. Os valores – que ainda podem passar por revisão – devem ser incorporados ao Projeto de Lei Orçamentária Anual, que o Executivo enviará ao Congresso Nacional até o fim de agosto. Procurado, o MEC não detalha as cifras específicas de custeio e investimento. A pasta argumenta que a previsão atual é realista, “diferente de anos anteriores, em que o orçamento passou por contingenciamentos”. A presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ângela Paiva, afirma que é “injustificável” a redução. “Se esse corte for aprovado, teremos de reduzir muitos programas”, conta ela, que também reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As federais vivem cortes de verbas desde o fim de 2014 e sofrem com a inflação elevada – 8,7% nos últimos 12 meses, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O avanço das cotas nas federais – neste ano, as instituições devem distribuir 50% das vagas entre alunos pobres, negros e pardos – diversificou o perfil dos estudantes que tem acesso ao ensino superior. Com isso, cresceu a pressão por verbas de assistência estudantil. “Temos grande demanda por restaurantes e bolsas”, afirma o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Rodrigo Bianchi.

Comente agora
21
Ago
Aumenta número de estudantes negros e de de baixa renda em universidades federais
Postado por: Anacley Souza / 09:13h

O perfil de estudantes nas universidades federais brasileiras está mudando, com a inclusão de mais estudantes negros e de faixas mais baixas de renda. É o que diz relatório da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Segundo a pesquisa, o número de estudantes autodeclarados pretos ou pardos aumentou de 28% para 37% de entre 2003 e 2014. Além disso, os dados analisados mostram que, de 2010 à 2014, o número de alunos com renda inferior a três salários mínimos (R$ 2.640) aumentou de 40,66% para 51,43%, enquanto alunos com renda entre R$ 7.920 e R$8.800 (9-10 salários mínimos) caiu de 6,57% para 2,96%. O número de alunos com renda superior a dez salários também caiu e foi de 16,72% em 2010 para 10,6% em 2014. Entre os fatores que podem explicar a mudança, o relatório cita como principais a Lei de Cotas, de 2012, e a mudança no perfil de alunos que prestam o ENEM anualmente, associado ao crescimento do número de universidades que adotaram o Sistema Único de Seleção Unificada (SISU). Segundo Ângela Paiva Cruz, presidenta da associação, os dados evidenciam que o mito de que universidade federal seria para as elites começa a cair. Mas a presidenta admite que ainda há muito a ser feito, haja vista o baixo índice de jovens matriculados no ensino superior: atualmente, o Brasil conta com 17% da população jovem cursando graduação. Um dos professores responsável por coordenar as pesquisas, Paulo Márcio de Faria e Silva, afirmou que o ingresso de negros e das classes D e E nas universidades federais deve aumentar, também, sua participação no mercado de trabalho.

Comente agora
20
Ago
Muritiba: Com salários atrasados, servidores paralisam atividades de Colégio Estadual e greve pode ser instaurada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:40h

A maior unidade de ensino público de ensino na cidade encontra-se com suas atividades paralisadas na cidade de Muritiba. De acordo com informações ao Voz da Bahia os servidores terceirizados do Colégio Estadual João Batista Pereira Fraga estão com salários atrasados há 3 meses. Na última quarta-feira os funcionários suspenderam as atividades e nesta segunda-feira (22) os prestadores de serviço juntamente com os estudantes prometem uma manifestação pelas ruas da cidade no intuito de alertar a comunidade sobre os problemas sofridos. Em contato com nosso Portal uma estudante relatou que foram suspensos sem aviso prévio a merenda escolar e tem apresentado constantes interrupções no sistema de água. O Voz da Bahia acompanhará de perto o desenrolar das problemáticas que envolvem a instituição de Ensino. ⁠⁠⁠⁠

Um comentário
20
Ago
Após um mês, consulta sobre "Escola sem Partido" ainda tem maioria contra
Postado por: Anacley Souza / 09:23h

A consulta pública sobre o polêmico projeto de lei que institui o programa Escola sem Partido entre as diretrizes e bases da educação completou um mês nessa quinta-feira (18). Até a manhã de hoje (19), a votação já tinha ultrapassado 373 mil participações, sendo 192.256 votos contrários e 180.943 a favor. Em apenas quatro dias de debate, a consulta sobre a proposta-- que defende a "neutralidade do ensino" por meio da proibição de suposta "doutrinação ideológica" nas escolas-- já havia batido o recorde de participações, se tornando a maior da história portal do Senado Federal. No início, os votos contrários chegaram a tomar a liderança. A segunda proposta com mais participação no site, com 191.532 manifestações, é a do projeto que propõe a reformulação da lei do Ato Médico. A inspiração para o projeto de lei sobre o Escola sem Partido no Senado – a qual embasa outros quatro projetos do tipo, na Câmara dos Deputados, e além de sete Assembleias Legislativas e 12 Câmaras municipais – é a proposta idealizada em 2004 pelo advogado Miguel Nagib, procurador paulista. No Senado, o autor da matéria é o senador Magno Malta (PR-ES), que justifica ser "fato notório que professores e autores de materiais didáticos vêm se utilizando de suas aulas e de suas obras para tentar obter a adesão dos estudantes à determinadas correntes políticas e ideológicas para fazer com que eles adotem padrões de julgamento e de conduta moral – especialmente moral sexual – incompatíveis com os que lhes são ensinados por seus pais ou responsáveis." Além de opinar sobre o projeto, os participantes da consulta também podem enviar comentários e sugestões de mudança de cada item previsto no texto, além de acompanhar a tramitação dele na Casa. O relator é o senador Cristovam Buarque (PPS-DF). No último dia 22, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do MPF (Ministério Público Federal), encaminhou ao Congresso Nacional uma nota técnica em que aponta a inconstitucionalidade do projeto de lei 867/2015, que inclui o programa Escola sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional.

Comente agora
20
Ago
MEC autoriza curso de Medicina para o oeste da Bahia
Postado por: Anacley Souza / 08:11h

Após 11 anos de trâmite, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a implantação de um curso de Medicina na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) na última quinta (185). A turma abrirá no próximo semestre, com 80 vagas para novos médicos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, sob a portaria 384 de 17 de agosto de 2016. Depois de seis anos de implantação, serão até 480 acadêmicos que se tornarão médicos graduados e poderão vir a atender a demanda do oeste da Bahia e de estados vizinhos como Piauí, Tocantins e Goiás. Será também mais um gerador de emprego e renda para a economia local”, afirmou o presidente da FASB, Tadeu Bergamo. (Bahia Notícias)

Comente agora
19
Ago
Projeto Primeiro Emprego oferece qualificação a nove mil jovens da Educação Profissional
Postado por: Anacley Souza / 22:21h

Até 2018, nove mil jovens baianos da Rede Estadual de Educação Profissional poderão ingressar no mercado de trabalho através do projeto Primeiro Emprego. Antes de chegar ao primeiro emprego, os beneficiados passarão por um curso de qualificação de 200 horas, no qual receberão orientações gerais sobre o trabalho e o serviço público, além de desenvolver competências específicas relacionadas às áreas de atuação e aos órgãos onde estarão empregados. O projeto já seleciona estudantes na capital e interior. Detalhes do andamento da iniciativa e a o currículo do curso de qualificação foram definidos na manhã desta sexta-feira (19), durante a reunião das entidades credenciadas para oferecer os cursos e o Comitê Gestor do projeto. “São nove mil vagas em todos os órgãos e empresas do Estado. É um contrato de dois anos, incluindo assistência médica para esses jovens, que serão contratados a partir da seleção feita por meio da média de nota, sem indicação de ninguém. Com isso eu quero passar a mensagem de que o futuro de cada um depende somente de si mesmo, da dedicação e do estudo”, explicou o governador Rui Costa. As entidades que vão oferecer os cursos de qualificação também vão assinar a carteira de trabalho dos jovens, garantindo todos os direitos trabalhistas. Até o momento foram credenciadas as Voluntárias Sociais da Bahia, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Para concorrer às vagas, os estudantes precisam estar com os dados atualizados no Portal da Educação. O prazo para atualização cadastral que encerraria nesta sexta-feira (19) foi prorrogado até o dia 15 de setembro. Podem participar do projeto estudantes ativos e formados a partir de 2015 que vão trabalhar em secretarias e órgãos estaduais, além de empresas parceiras do governo.

Comente agora
19
Ago
UFRB abre inscrições em curso para pessoas com mais de 45 anos e ensino fundamental
Postado por: Anacley Souza / 18:46h

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia disponibiliza vagas em disciplinas de cursos de graduação da UFRB, através da Oferta de Vagas do Projeto Piloto Universidade Aberta à Maturidade. As vagas são para pessoas com mais de 45 anos, que tenha concluído o Ensino Fundamental e não tenha cursado Ensino Superior. Em Cruz das Almas, será ofertada vaga para o componente curricular Paisagismo, do curso de Agronomia. Em Feira de Santana, serão ofertadas vagas em duas disciplinas do curso Licenciatura em Educação no Campo: Economia Solidária e Cooperativismo e Tecnologia Social e Viabilidade de Empreendimentos Solidários. Interessados deverão preencher formulário de inscrição disponível no site www.ufrb.edu.br e encaminhar, juntamente com cópia de CPF e RG digitalizada, para o email promatufrb@gmail.com. O Projeto Piloto Universidade Aberta à Maturidade tem o objetivo de possibilitar vivências do público da maturidade no universo acadêmico. Esta edição experimental pretende criar indicadores de avaliação dos resultados para construção de um programa continuado de integração da maturidade à universidade.

Comente agora
19
Ago
UFRB abre inscrições em curso para pessoas com mais de 45 anos e ensino fundamental
Postado por: Débora Ayane / 12:57h

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia publica disponibiliza vagas em disciplinas de cursos de graduação da UFRB, através do Edital 05/2016 - Oferta de Vagas do Projeto Piloto Universidade Aberta à Maturidade. Leia o edital As vagas são para pessoas com mais de 45 anos, que tenha concluído o Ensino Fundamental e não tenha cursado Ensino Superior.Em Cruz das Almas, será ofertada vaga para o componente curricular Paisagismo, do curso de Agronomia. Em Feira de Santana, serão ofertadas vagas em duas disciplinas do curso Licenciatura em Educação no Campo: Economia Solidária e Cooperativismo e Tecnologia Social e Viabilidade de Empreendimentos Solidários.Interessados deverão preencher formulário de inscrição (disponível em https://www.ufrb.edu.br/proext/selecoes) e encaminhar, juntamente com cópia de CPF e RG digitalizada, para o email promatufrb@gmail.com

Comente agora
19
Ago
Nova plataforma promete ajudar estudantes do Enem
Postado por: Willyam Reis / 11:20h

Para quem for prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016, a Secretaria da Educação e a Universia têm uma grande novidade: o "Universia Enem". Essa é uma ferramenta digital gratuita, que vai analisar o nível de cada aluno e cria um plano para cada um. O serviço está disponível para alunos da 6ª série do Ensino Fundamental á 3ª série do Ensino Médio. As informações são do Portal do Estado de São Paulo. Podendo ser acessado de smartphones, tablets ou computador, o aluno terá simulados que variam de oito a 60 questões, podendo repeti-los quantas vezes precisar. Haverá possibilidade de interação com outros estudantes e as escolas poderão ver o desempenho de seus estudantes por meio de relatórios. Mais de 2,5 milhões de alunos de quase cinco mil escolas poderão acessar o Universia Enem. Os professores, para ajudar em seus estudos, já receberam materiais para ajudar no que for preciso. O Enem ocorre nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia serão realizadas provas de ciências humanas e da natureza, já no segundo haverá provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Comente agora
18
Ago
Após cotas, universidades federais ficam 'mais populares e negras', diz estudo
Postado por: Anacley Souza / 22:17h

Dads divulgados na tarde desta quinta-feira (18) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) mostram que, após a entrada em vigor da Lei de Cotas para os vestibulares das universidades e institutos federais, o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes se diversificou. Entre as estatísticas do estudo estão números que mostram um aumento no número de estudantes negros (pretos e pardos), de famílias de baixa renda e um leve aumento na idade média dos graduandos. Essa é a quarta edição da pesquisa "Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras", idealizada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), da Andifes, e realizada desde 1996. Entre as duas edições anteriores da pesquisa e a atual, alguns dados mostram indícios que, segundo Leonardo Barbosa, coordenador nacional do Fonaprace, indica que a universidade federal "caminha na direção de espelhar a composição social do país". Durante a apresentação dos dados, Ângela Maria Paiva Cruz, reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e presidente da Andifes, defendeu a manutenção da gratuidade no ensino público e a ampliação do orçamento. Segundo ela, os resultados positivos são frágeis e facilmente reversíveis. "A defesa é de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos e trabalhamos para que isso não mude, tendo em vista que o Plano Nacional de Educação (PNE) é uma escolha da sociedade brasileira. Temos temores em relação às mudanças de governo, mas não ficamos resguardados nessa temeridade", disse Ângela. De acordo com o estudo, três fatores podem ter influenciado a "mudança significativa" do perfil dos estudantes: a mudança no perfil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009, quando ganhou caráter de vestibular, a adesão de cada vez mais instituições ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), e a Lei de Cotas, que saiu do papel em 2013. Um dos exemplos dessa mudança está na diversidade racial dos estudantes de graduação das federais, em comparação com a população brasileira.

Comente agora
18
Ago
Nova plataforma promete ajudar estudantes do Enem
Postado por: Anacley Souza / 19:49h

Para quem for prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016, a Secretaria da Educação e a Universia têm uma grande novidade: o "Universia Enem". Essa é uma ferramenta digital gratuita, que vai analisar o nível de cada aluno e cria um plano para cada um. O serviço está disponível para alunos da 6ª série do Ensino Fundamental á 3ª série do Ensino Médio. As informações são do Portal do Estado de São Paulo. Podendo ser acessado de smartphones, tablets ou computador, o aluno terá simulados que variam de oito a 60 questões, podendo repeti-los quantas vezes precisar. Haverá possibilidade de interação com outros estudantes e as escolas poderão ver o desempenho de seus estudantes por meio de relatórios. Mais de 2,5 milhões de alunos de quase cinco mil escolas poderão acessar o Universia Enem. Os professores, para ajudar em seus estudos, já receberam materiais para ajudar no que for preciso. O Enem ocorre nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia serão realizadas provas de ciências humanas e da natureza, já no segundo haverá provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Comente agora
18
Ago
'Mães no Enem' reúne voluntárias para cuidar de filhos de candidatas no dia do exame
Postado por: Willyam Reis / 11:35h

Voluntárias se reúnem para dar apoio às mães que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 e 6 de novembro. O projeto 'Mães no Enem' foi pensado pela jornalista Fernanda Vicente, que se propôs em uma publicação no Facebook a cuidar dos filhos dessas mulheres. "Começou a aparecer um monte de mulheres de todos os lugares do Brasil se oferecendo para fazer a mesma coisa em suas cidades. Eu sou mãe e sei da dificuldade que é conciliar maternidade e estudo", explicou Fernanda. A iniciativa se espalhou por grupos de mulheres e páginas no Facebook, até que Ana Bavon, fundadora de uma rede colaborativa de mulheres e consultora jurídica, soube do projeto e resolveu ajudar. De acordo com a Folha, Ana criou os formulários de inscrição e um termo de responsabilidade. Para participar é preciso ter pelo menos 18 anos, preencher ficha cadastral, enviar uma cópia do RG e do comprovante de residência. Quando aprovada a inscrição, as voluntárias e a mãe são colocadas em contato, para que a decisões sobre a escolhida seja feita pela própria mãe. Até esta quarta-feira (17), a iniciativa já contava com mais de 120 nomes de mulheres em 13 estados brasileiros. Segundo a Folha, o objetivo é ter inscritas em todas as cidades até o dia da prova. (BN)

Comente agora
17
Ago
Aprovado projeto que garante cumprimento da lei do piso nacional do magistério público
Postado por: Anacley Souza / 23:06h

Professores e coordenadores do magistério da rede estadual de ensino terão suas carreiras reestruturadas pelo Governo do Estado para garantir o cumprimento do piso nacional da educação. O projeto de lei (PL) que promove as mudanças necessárias a esta equiparação foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e contempla mais de 30 mil servidores (ativos, inativos e Reda). Pelo projeto de lei, o ajuste concedido na remuneração inicial da carreira do magistério agora passa a ser de R$ 2.145,36, valor pouco acima do piso nacional da categoria (2.135,00). O mesmo índice foi estendido a todos os graus e padrões subsequentes da carreira de magistério, beneficiando os servidores ativos, inativos e Reda. O pagamento da diferença salarial será retroativo a abril deste ano. “Mesmo em um contexto de crise econômica em todo o País, é nossa prioridade garantir a valorização dos professores, que são peças fundamentais para desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador. Somado à recente promoção concedida aos docentes aprovados no curso Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, a categoria terá um ganho salarial de cerca de 9%. O curso foi obrigatório para a promoção do magistério público dos Ensinos Fundamental e Médio do Estado da Bahia e permitiu promoções nas carreiras de 22.853 servidores da rede estadual. De acordo com a Secretaria da Administração (Saeb), as ações de valorização dos servidores da educação, que englobam as promoções nas carreiras de professores da rede estadual de ensino e as alterações propostas no projeto de lei aprovado, vão gerar acréscimo na despesa de pessoal de cerca de R$ 101 milhões, em 2016. Já no ano de 2017, o impacto será de R$ 162,6 milhões. Para o governador Rui Costa, trata-se de um investimento fundamental. “Só podemos acreditar em um futuro melhor para todos gerando transformações pela educação, e é isso que estamos buscando”, afirmou.

Comente agora
17
Ago
Começa nesta sexta-feira inscrições para o Vestibular 2017.1 da Uefs
Postado por: Débora Ayane / 18:03h

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) começa, nesta sexta-feira (19), as inscrições para o Vestibular 2017.1 (ProSel), com a oferta de 921 vagas distribuídas em 25 cursos como Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia. Interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no Portal da Uefs, até às 18h do dia 5 de setembro. Leia o edital O candidato precisa preencher o formulário disponibilizado online, imprimir o boleto e pagar na rede bancária a taxa de inscrição no valor de R$ 110 até o dia 6 de setembro. As provas vão ser aplicadas nos dias 20 e 21 de novembro (domingo e segunda-feira).Para este vestibular, a Uefs ofereceu 2.500 isenções da taxa destinadas aos alunos egressos da rede pública de ensino. O resultado final já está disponível na página do Prosel, e o candidato contemplado deve verificar se a inscrição está confirmada. Confira o edital no site da Uefs. Das 921 vagas ofertadas para o processo seletivo, 50 (duas vagas extras por curso) são destinadas a estudantes de comunidades indígenas e quilombolas.O Programa de Ações Afirmativas da Uefs prevê também que 50% das vagas sejam ocupadas por alunos que tenham cursado, na rede pública, os três anos do ensino médio e, pelo menos, dois anos do ensino fundamental (5ª à8ª série ou 6º ao 9º ano). Desta reserva, 80% são destinadas aos que declararem ser afrodescendente.

Comente agora
17
Ago
Claudio Oliveira promove palestra motivacional para os alunos da Facemp em S. A. de Jesus
Postado por: Débora Ayane / 15:47h

O baiano Cláudio Vieira Oliveira, contabilista, 40 anos de idade, realizou uma palestra motivacional para os alunos da Facemp de Santo Antônio de Jesus sobre sua história e o tema “O mundo está ao contrário”. Por meio da rádio Andaiá FM ele falou o segredo de toda a superação é todo o carinho, boa vontade e perseverança, “aquela vontade de realmente poder emanar toda a minha história para todas as pessoas, principalmente para os jovens que hoje, cada dia que passa, tem uma visão totalmente diferente, ou seja, ao contrário”, disse. De acordo com ele, realmente diante da crise atual que o país passa, há a “dificuldade” que as pessoas se deparam na busca de um emprego, mas ele acredita que o que falta é a vontade de querer enfrentar aquela situação, “quando há uma profissão não falta oportunidades, o que falta é a coragem e vontade. Se hoje estou aqui podendo passar toda minha reflexão de vida, agradeço a Deus e a minha família, porque eles não veem o Claudio como um deficiente ou doente, mas sim como uma pessoa normal e isso me deu forças para que eu pudesse transmitir toda forma de inspiração e reflexão”, falou. No mês de maio deste ano Claudio lançou um livro em São Paulo, que foi muito bem recebido, conforme sua fala, todas as pessoas que leram seu livro, o correspondem, muitos indicando que o livro ajudou bastante a levantar a autoestima, “é um trabalho rico, falando sobre minha vida, trajetória, bom e fácil de ler, intitulado ‘O mundo está ao contrário’ porque o Cláudio que está com a cabeça virada para trás não vê nada de cabeça para baixo é o mundo que está de cabeça para baixo”, pronunciou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
17
Ago
Termina hoje convocação da lista de espera do Fies
Postado por: Willyam Reis / 12:06h

Encerra hoje (17) o prazo de pré-seleção dos estudantes que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2016. O estudante deve monitorar a página do Fies para acompanhar as convocações. O aluno pré-selecionado na lista de espera deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de cinco dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção. Após a conclusão da inscrição no SisFies é preciso validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino em até dez dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição. O estudante também deve comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela comissão. Nesta edição do Fies foram ofertadas 75 mil novas vagas em instituições particulares de educação superior. O programa oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Comente agora
16
Ago
Menino de 12 anos vai estudar em universidade de ponta
Postado por: Anacley Souza / 18:12h

O americano Jeremy Shuler, de 12 anos, começará as aulas no fim de agosto em um lugar incomum para outros meninos de sua idade: a Universidade Cornell, em Nova York. Antes de chegar à adolescência, o prodígio foi aceito em uma das oito instituições de ensino mais prestigiadas do Estados Unidos, que formam o seleto grupo conhecido como Ivy League. A nova conquista acadêmica de Jeremy é apenas mais uma das metas que ele atingiu antes do tempo esperado. Aos 6 meses começou a falar e aos 2 anos já lia sozinho em inglês e coreano, a língua nativa de sua mãe. Foi nessa época que sua família percebeu que não seria suficiente matriculá-lo no jardim de infância e decidiu educar Jeremy em casa, já que nem as escolas para superdotados supriam seu desejo de aprender. Por influência dos pais, Harrey e Jeremy Shuler, ambos engenheiros, o menino logo começou a se interessar por matemática e já estudava pré-cálculo aos 5 anos. Agora, por escolha própria, irá cursar a graduação em Engenharia Física e Matemática e será o aluno mais novo a estudar na Cornell desde sua fundação, em 1865. A experiência de Jeremy na faculdade, porém, será um pouco diferente da que seus colegas viverão. Como ele é muito novo para ficar sozinho nos dormitórios da universidade, seu pais se mudaram do Texas para Nova Iorque para que o menino possa ir às aulas e morar com a família. Harrey, sua mãe, também vai acompanhá-lo pelo campus na primeira semana de aulas e ajudará o menino a se adaptar. Animado, o pequeno prodígio não se assusta com o desafio de estudar com colegas mais velhos ou de frequentar disciplinas avançadas. “Eu acho que vou adorar estudar na Cornell. Tenho me preparado para a faculdade há bastante tempo”, contou Jeremy ao jornal The Washington Post. “Vai ser uma mudança, mas eu gosto disso!”

Comente agora
15
Ago
Estado recadastra 37 mil alunos para 9 mil vagas de emprego
Postado por: Anacley Souza / 20:47h

Começou nesta segunda, 15, o recadastramento dos 37 mil estudantes que já cursaram mais de 40% da educação profissional, além dos egressos a partir de 2015. O processo deve ser feito no site da Secretaria de Educação do Estado até sexta, 19. O recadastramento será utilizado na seleção de candidatos para preencher 9 mil vagas de emprego. Serão escolhidos os alunos com as melhores notas. Eles serão convocados até 2018 para trabalhar em secretarias e órgãos estaduais, além de empresas privadas parceiras do governo. O representante do comitê gestor do projeto Primeiro Emprego, Ruy Braga, informou que os estudantes da educação profissional já estão matriculados e que, nesta fase, serão atualizados dados como endereço e telefone para que as vagas sejam encaminhadas para estes estudantes. Ele ainda destacou que as vagas serão distribuídas de acordo com a média obtida durante o curso. "Será uma classificação por rendimento, e não mediante outra prova", disse ele, por meio de nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia. O gestor ainda afirmou que os estudantes serão convocados por meio de carta registrada.

Comente agora
15
Ago
Por conta de atrasos em calendário, Uefs cancela semestre letivo 2016.2
Postado por: Anacley Souza / 19:30h

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) decidiu cancelar o semestre letivo 2016.2, que segundo a administração da instituição teria início previsto para 1º de fevereiro de 2017. O motivo da decisão foi a defasagem do calendário, que vinha acumulando atrasos por contas de greves e paralisações. Normalmente, a Uefs faz dois vestibulares por ano: um no final do ano e outro no primeiro semestre. O processo seletivo 2016.1, que deveria ter sido feito no final de 2015, só foi realizado em março de 2016. Com isso, a seleção para o semestre 2016.2, que deveria ter acontecido até abril deste ano, foi cancelada. Em nota, a administração da Uefs diz que "a defasagem no calendário vem se acumulando há anos como consequência das lutas de professores, estudantes e funcionários, através de paralisações e greves, sobretudo por parte do movimento docente, em defesa da qualidade da Uefs e de seu estatuto de universidade pública, gratuita e socialmente referenciada". O documento ainda nega haver qualquer associação entre a decisão e problemas de custeio e investimento. Com cancelamento do semestre 2016.2, o próximo vestibular, para o semestre 2017.1, será realizado em 20 e 21 de novembro de 2016, com as aulas começando em fevereiro de 2017. Ainda segundo a universidade, em julho de 2017 está previsto o ingresso da turma 2017.2, a partir do processo seletivo que deverá acontecer no início do mesmo ano, e assim sucessivamente. Ainda segundo nota divulgada pela administração da Uefs, o cancelamento do semestre 2016.2 não afeta a continuidade das atividades regulares da instituição, e o fluxo de alunos que entram anualmente na Uefs não sofrem qualquer alteração.

Comente agora
15
Ago
Feira de Santana: Greve leva Uefs a cancelar semestre de 2016.2
Postado por: Débora Ayane / 15:29h

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) anunciou nesta segunda-feira (15) que cancelará o semestre 2016.2. De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, a iniciativa tem como objetivo evitar que a última greve provoque a realização de semestres muito próximos. Dessa forma, o cancelamento de 2016.2 não tem qualquer relação com questões orçamentárias da Uefs. Ainda de acordo com a instituição, o novo calendário acadêmico e maiores detalhes a cerca do cancelamento devem ser divulgado até o final da tarde desta segunda.

Comente agora
15
Ago
Escolas têm até hoje para escolher livros didáticos para ensino fundamental
Postado por: Willyam Reis / 11:34h

Após ter sido prorrogado, termina hoje (15) o prazo para que as escolas públicas escolham os livros didáticos que serão usados pelos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a partir de 2017. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos que ainda não fizeram a escolha devem finalizar o processo no Sistema Pdde InterativoO prazo terminaria na última sexta-feira (12), mas até o início da tarde cerca de 20% das escolas ainda não haviam escolhido as obras. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiu, então, dar mais tempo às escolas. O colégio que não acessar o sistema ou não registrar nenhuma opção receberá automaticamente uma das coleções aprovadas pelo Ministério da Educação para cada componente curricular. Para auxiliar as escolas, o FNDE disponibilizou o Guia de Livros Didáticos 2017, com resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (Pnld). O Pnld tem por objetivo abastecer as escolas públicas de ensino fundamental e médio de livros didáticos e acervos de obras literárias, complementares e dicionários. A cada ano, o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. Uma mesma série recebe todos os livros novos a cada três anos. Nesta edição, serão selecionadas coleções didáticas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), ciências da natureza, história, geografia e arte, todas para os anos finais do ensino fundamental. (AgenciaBrasil)

Comente agora
15
Ago
MEC fixa regras para preencher vagas remanescentes do Fies
Postado por: Willyam Reis / 11:31h

O Ministério da Educação fixou critérios para a ocupação de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2016. As vagas remanescentes são aquelas não ocupadas durante o processo seletivo regular. As regras estão em portaria publicada na edição de hoje (15) do Diário Oficial da União. De acordo com a portaria, a ocupação das vagas remanescentes poderá ocorrer em qualquer curso e turno das instituições de educação superior da mantenedora que tiveram vagas selecionadas pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. As vagas serão ofertadas em número correspondente à soma das remanescentes de todas as instituições de educação superior da mantenedora, de acordo com a portaria. Até o ano passado, as vagas remanescentes do processo regular de seleção deveriam ser preenchidas no próprio curso da instituição em que foram oferecidas. A inscrição dos estudantes será feita por meio do Sistema de Seleção do Fies. Ainda não foi divulgada a data das inscrições e o número de vagas disponíveis. Pode se inscrever o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média superior a 450 pontos, e não tenha tirado 0 na prova de redação. Outro requisito é ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos a estudantes de baixa renda.

Comente agora
15
Ago
Ufba critica cortes da LOA 2017: custeio terá redução de 19%; pós será cortada em 49%
Postado por: Willyam Reis / 08:32h

A Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou um comunicado neste domingo (14) sobre a redução de recursos apresentada pelo projeto de lei da Lei Orçamentária Anual 2017 (LOA 2017). De acordo com a reitoria, considerando as variações em cada instituição de ensino, a diminuição pode alcançar 19% do orçamento de custeio e 45% das verbas destinadas a investimento. “Caso se concretize essa redução orçamentária, a rede de ensino superior público federal pode enfrentar uma crise profunda, capaz de ameaçar-lhe a estabilidade administrativa e a qualidade acadêmica”, afirma a Ufba em nota. Entre as atividades que as universidades “estarão impossibilitadas de, na proporção exigida por suas atividades fins e suas respectivas dimensões, propiciar”, estão a manutenção regular da infraestrutura e das ações de ensino, pesquisa e extensão; manutenção de políticas de inclusão e assistência a estudantes; segurança do patrimônio; pagamento dos contratos atuais de prestação de serviços; conclusão de obras paradas ou em andamento. A reitoria cita ainda a compensação de cortes praticados por outros órgãos federais, como a eliminação de bolsas pelo CNPq e custeio da pós-graduação pela CAPES. No caso da Ufba, o corte de recursos para o funcionamento e manutenção (custeio) será de 19% em relação ao ano de 2016, o que, de acordo com a reitoria, vai afetar serviços de limpeza, portaria, vigilância, transporte. Já nos recursos de capital (investimentos), a diminuição será de 25,4%, “inviabilizando a continuidade ou a conclusão de obras fundamentais para a Universidade, bem como a reposição de equipamentos de informática, elevadores, entre outros”. Na Pró-Reitoria de Extensão, o corte será 49%, o que, de acordo com a reitoria, restringirá “programas de extensão essenciais à formação de profissionais socialmente comprometidos”. Nos programas de assistência estudantil, o corte será 4,7% -- a Ufba aponta que 20% dos estudantes se encontram em situação de vulnerabilidade. (BN)

Comente agora
15
Ago
Educação tem mais de 900 propostas em tramitação no Congresso Nacional
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:48h

O setor de educação tem pelo menos 922 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, apenas para mudanças referentes a escolas, do ensino infantil ao ensino médio. O levantamento foi feito pelo movimento Todos pela Educação e incluiu os projetos propostos nos últimos dez anos, desde 2006. Mudanças no currículo e financiamento lideram os temas abordados. "Nos últimos anos, houve uma movimentação muito intensa, uma demanda da sociedade por políticas melhores e leis melhores relativas à educação. O Parlamento enxergou que se envolver em educação tem um apelo eleitoral", analisa a presidenta executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. "Viram que educação facilita ou cria e melhora a imagem para a eleição". As propostas de mudanças curriculares lideram os projetos analisados, que são 138. A intenção é a inclusão de disciplinas e conteúdos. Entre os assuntos que os parlamentares acreditam que devem ser abordados em sala de aula estão: envelhecimento; educação no trânsito; cidadania; ética e moral, ciência política; noções de direito; prevenção de drogas; esperanto (idioma universal); educação alimentar; educação ambiental; empreendedorismo e educação financeira; Língua Brasileira de Sinais (Libras); cultura de paz; pedagogia e segurança. "Não é competência do Congresso Nacional legislar sobre isso.

Comente agora
14
Ago
Candidatos fazem Exame de Ordem da OAB neste domingo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:54h

Cerca de 3.500 candidatos enfrentam, neste domingo, 14, em Salvador, a 1ª fase do XX Exame de Ordem Unificada OAB, após prova ter sido suspensa em 24 de julho último, quando um inscrito ameaçou explodir uma suposta bomba - o que foi desmentido após ele ter sido detido pela polícia. Neste sábado, pelo menos 300 candidatos participaram de um aulão de revisão gratuito, realizado pela franquia educacional Damásio, em parceria com a Faculdade Ruy Barbosa. Em auditório lotado, eles assistiram a aulas ministradas por oito professores da área, vindos de São Paulo. O objetivo, segundo a gestora da franquia em Salvador, Fabi Lescano, era revisar os principais temas e dar uma "força motivacional" para os candidatos. "Eles estavam desnorteados. Parecia que tinha sido jogado um balde de água fria neles por conta do homem-bomba", disse a gestora, referindo-se a Franklin Oliveira da Costa, o inscrito que amarrou balas de gengibre ao corpo e fez as ameaças.

Comente agora
14
Ago
Seleção de vagas no Fies termina na próxima quarta-feira
Postado por: Willyam Reis / 08:25h

Os estudantes que foram pré-selecionados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão convocados até a próxima quarta-feira (17) para se inscrever na seleção das vagas para o segundo semestre de 2016. Após essa data eles terão cinco dias úteis para enviar a documentação à instituição de ensino e assinar o contrato no banco. Nesta edição do programa, foram ofertadas 75 mil novas vagas em instituições particulares de educação superior. E o candidato, para não perder a oportunidade, deve acessar diariamente o seu boletim de acompanhamento na página eletrônica do Fies. Para ampliar o acesso ao Fies, o Ministério da Educação fez algumas adaptações em relação à renda e à seleção dos candidatos. A renda familiar per capita para novos financiamentos passou de 2,5 salários mínimos para 3 salários, segundo o Portal Brasil. A outra novidade é que os inscritos poderão alterar a escolha do curso, e a vaga voltará a ser oferecida para nova inscrição. Um sistema parecido com o do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas para estudantes de baixa renda em instituições privadas vai operar. (Noticias ao Minuto)

Comente agora
13
Ago
Simulado do Enem é adiado por causa da Olimpíada
Postado por: Willyam Reis / 11:01h

O início do terceiro simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi adiado para o dia 3 de setembro devido ao calendário dos Jogos Olímpicos Rio-2016. A previsão era que a prova fosse realizada neste final de semana. O simulado, promovido pelo governo federal, destina-se a quem está se preparando para o Enem e para participar basta se cadastrar no site Hora do Enem. Os estudantes têm quatro horas para resolver 80 questões. As informações são da Agência Brasil. De acordo com a Geekie, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de estudos, a intenção é que mais estudantes participem do simulado. Ao todo, 711 mil participaram da primeira edição, mas o número caiu na segunda edição para 360 mil. Entre os motivos averiguados pela Geeki, estão o longo prazo que o simulado ficou disponível - estudantes alegaram que acabaram esquecendo de acessar a prova -e as férias escolares. Na terceira edição, com a proximidade do Enem, que será nos dias 5 e 6 de novembro, a expectativa é que o número de acessos aumente. Até a próxima semana, será definido o período em que o terceiro simulado ficará disponível. O primeiro simulado foi realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido nos dias 7 e 8 de maio e o segundo ficou disponível de 25 de junho a 3 de julho. Esta edição traz algumas novidades, entre elas, 75% das questões serão inéditas. Nos últimos simulados, a maioria das questões era de provas anteriores do Enem. Além disso, agora, os estudantes que fizeram as provas pelo smartphone terão acesso ao posicionamento no ranking de todos os alunos que selecionaram o mesmo curso. Antes, os alunos apenas eram informados se alcançaram ou não a nota de corte e quanto estavam distantes de serem aprovados no curso que escolheram.

Comente agora
12
Ago
FNDE adia para o dia 15 prazo para escolha de livros didáticos
Postado por: Anacley Souza / 23:23h

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiu adiar para segunda-feira (15) o prazo para que as escolas públicas escolham os livros didáticos que serão usados pelos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a partir de 2017. O prazo terminaria hoje (12), mas cerca de 20% das escolas ainda não havia escolhido as obras até as 14h. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos que ainda não fizeram a escolha, devem finalizar o processo no Sistema PDDE Interativo. Segundo o FNDE, 80,75% das escolas fizeram a escolha, 5,29% das unidades de ensino estavam com o processo em andamento e 13,96% não iniciaram a seleção. Para auxiliar na escolha, a autarquia disponibilizou o Guia de Livros Didáticos 2017, com resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O PNLD tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio de livros didáticos e acervos de obras literárias, complementares e dicionários. A cada ano, o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. Uma mesma série recebe todos os livros novos a cada três anos. Nesta edição, serão selecionadas coleções didáticas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), ciências da natureza, história, geografia e arte, todas para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). As escolas devem selecionar duas opções de coleções de cada componente curricular de editoras diferentes. Se não for possível adquirir os livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda. Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”. Os representantes escolares devem estar atentos ao preenchimento do pedido, pois se registrarem a escolha de alguns componentes e deixarem de marcar em outros, só receberão os livros que escolheram. Se gravarem a escolha sem marcar nenhum componente, não receberão nenhuma obra. O colégio que não acessar o sistema ou não registrar nenhuma opção receberá uma das coleções aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) para cada componente curricular.

Comente agora
12
Ago
Professor usa Pokémon Go para ensinar geografia no interior de São Paulo
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:58h

Febre desde que foi lançado no Brasil, 'Pokemón Go' já é mania entre os jogadores e um professor do interior de São Paulo resolveu tirar proveito e usar o jogo durante as aulas. Leandro Ferreira, de 34 anos, é professor de geografia da turma do 3º ano do ensino fundamental da escola Municipal Regina Mallouk. Ele conta que analisou o game para ensinar através da plataforma os alunos a lerem e compreenderem mapas. Na última segunda-feira, ele foi para as ruas com os alunos. "Os alunos não podem trazer celular para a sala de aula, mas neste dia os pais e a escola autorizaram. Fomos às ruas divididos em grupos para mapear o entorno da escola. Colocamos no mapa pontos de ônibus, telefones públicos, casas dos alunos, supermercados e, é claro, pokestops e locais mais comuns para o aparecimento de pokémons", disse ele ao G1. O professor conta que joga vídeo-game desde a infância e encontrou no jogo potencial educacional. Leandro diz que sempre usa a inclusão de novas tecnologias para facilitar a aprendizagem dos estudantes, que têm entre oito e nove anos de idade."Uso o game a meu favor na educação, já que eles gostam de novidades, ficam entretidos e ainda aprendem. Antes de sairmos às ruas dei dicas e orientações de cuidados para jogarem", explicou. Apesar de comemorar os resultados, ele faz um alerta: “Este game é um fenômeno social. Nas praças, shoppings e parques há dezenas, centenas de pessoas jogando, mas tudo o que é demais é ruim. Seja jogar videogame, ler livros, ou usar a internet. Por isso, é preciso saber dosar as atividades", afirmou o professor.

Comente agora
12
Ago
Ministério da Educação propõe intercâmbio para alunos de baixa renda nos Estados Unidos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:43h

O Ministério da Educação propôs à embaixada dos Estados Unidos no Brasil intercâmbio entre os dois países para estudantes do ensino médio de baixa renda. A proposta foi feita nesta quinta-feira (12), durante reunião entre o ministro Mendonça Filho e a diplomata americana Liliana Ayalde, em Brasília. "Queremos que os alunos de escolas públicas do Brasil possam estudar inglês nos Estados Unidos por um semestre, como os garotos com alta renda já fazem hoje em dia", afirmou o ministro, de acordo com o G1. Os EUA e o Brasil já possuem um programa de intercâmbio para estudantes de 15 a 18 anos com baixa renda, o Jovens Embaixadores. A diferença nesse novo programa proposto pelo MEC é a duração: a ampliação de três semanas para um semestre. A embaixadora americana pediu que o governo acelere o processo de finalização da parceria assinada entre a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e o governo americano em 2015, para aumentar a cooperação dos dois países na educação técnica e profissionalizante. O MEC informou que o processo está sendo analisado pelo Ministério das Relações Exteriores e ainda deve passar pela Casa Civil antes de seguir para o Congresso

Comente agora
11
Ago
Por economia, MEC desiste de imprimir Provinha Brasil
Postado por: Anacley Souza / 23:14h

A Provinha Brasil, avaliação aplicada para os alunos do 2º ano do ensino fundamental para medir o aprendizado em Português e Matemática, não terá versão impressa no segundo semestre deste ano - por restrições financeiras. Segundo Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - o Inep, órgão responsável pela prova -, isso permitirá uma economia de R$ 10 milhões. A própria realização da prova nos próximos anos ainda está em avaliação. "A não impressão se deve, em primeiro lugar, ao fato de que estamos em uma economia tremenda. Segundo, essa é uma avaliação processual que as próprias escolas têm de fazer e não o Inep ou o MEC (Ministério da Educação). Não é uma prova de larga escala", disse Maria Inês. A avaliação digital será oferecida no site do Inep em 15 de agosto para que as escolas que tenham interesse possam imprimi-la. A Provinha Brasil não é uma avaliação externa, mas oferece um diagnóstico imediato aos professores e gestores escolares do processo de aprendizagem dos alunos. Ela também não é obrigatória. A avaliação ocorre duas vezes, no início e no fim do ano letivo, para avaliar a aquisição dos conhecimentos esperados pelos alunos que passaram por, pelo menos, um ano de alfabetização. Os dois testes têm resultados comparáveis para possibilitar às escolas avaliar o avanço estudantil. Neste ano, a primeira etapa foi enviada às escolas em maio e aplicada para 2 milhões de crianças, segundo informou o MEC à época.

Comente agora
11
Ago
UFBA realiza sessões gratuitas de filmes na Sala de Arte da universidade
Postado por: Débora Ayane / 14:57h

A UFBA (Universidade Federal da Bahia) é uma das 12 universidades que integram o projeto Cinemas em Rede, iniciativa do MinC (Ministério da Cultura) em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). O projeto tem exibido, desde 2013, filmes alternativos, com o objetivo de promover a formação de público para o cinema nacional. As exibições são mensais e gratuitas e ocorrem na Sala de Arte da UFBA, localizada no Vale do Canela. As sessões são acompanhadas de debates sobre a produção com a participação de críticos de cinema e, muitas vezes, com os diretores do filme através de vídeo conferência. A programação do projeto, que ocorre geralmente na segunda quinta-feira do mês, pode ser acompanhada pela página da Proext no facebook ou no site do Cinemas em Rede. A próxima exibição, prevista para esta quinta-feira (11), contará com o longa metragem “Vestidas de Noiva” de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani.(R7)

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com