Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

Estudantes já podem consultar vagas do Sisu; inscrições começam dia 24

Educação  Postado por Willyam Reis - 19/01 19:31h
Estudantes já podem consultar vagas do Sisu; inscrições começam dia 24

O Ministério da Educação abriu hoje (19) a consulta de vagas que serão ofertadas em universidades e institutos federais e instituições estaduais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição e município. Ao todo, são 228.071 vagas 131 instituições públicas. As inscrições serão abertas feitas na semana que vem e poderão ser feitas do dia 24 ao dia 27 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular para as vagas poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes. Notas: O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. (AgenciaBrasil)

Comente agora

Super promoção de mochilas escolares da Sapataria Santo Antônio com descontos de 40% em toda linha de mochilas infantil

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 19/01 17:10h
Super promoção de mochilas escolares da Sapataria Santo Antônio com descontos de 40% em toda linha de mochilas infantil

Venha economizar e comprar barato de verdade na superpromoção de mochilas escolares da Sapataria Santo Antônio. São lindas mochilas, lancheiras e estojos da Barbie, Polly, Hot Wheels, Max Steel, Transformers, e muito mais, com um mega desconto de 40% avista ou aprazoNão perca essa grande oportunidade! Participe da superpromoção de mochilas escolares da Sapataria Santo Antônio com 40% de desconto em toda linha infantil! Venha e comprove!

Sapataria Santo Antônio – Tradição e qualidade em calçados – Tel: 3631-3990.

Praça Padre Mateus, n° 70, Santo Antônio de Jesus- BA

Veja mais fotos abaixo: 

Comente agora

Acesso ao resultado do Enem para 20 mil alunos está regularizado, diz Inep

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/01 15:56h
Acesso ao resultado do Enem para 20 mil alunos está regularizado, diz Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, por volta das 15h50 desta quinta-feira (19), que foi liberado o acesso total às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Ao menos cerca de 20 mil candidatos estavam com as notas fora do sistema. A maioria dos afetados pelo problema está no grupo que fez a segunda aplicação das provas nos dias 3 e 4 de dezembro. As notas foram divulgadas por volta das 11h15 de quarta-feira (18). Para ter acesso, o participante precisa digitar CPF e senha no site http://enem.inep.gov.br/participante. O resultado também pode ser conferido pelo aplicativo oficial do Enem. Ao longo de toda quarta-feira, o site do Enem enfrentou instabilidades. Antes de ser divulgada a falha na publicação das notas de ao menos 20 mil candidatos, o Inep chegou a afirmar que a culpa das instabilidades era de ataques externos.

Comente agora

Agendamento de exames supletivos para conclusão de ensino médio e fundamental começa em fevereiro

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/01 15:14h
Agendamento de exames supletivos para conclusão de ensino médio e fundamental começa em fevereiro

Já está disponível, desde esta quinta-feira (19), o calendário de realização de provas para quem deseja obter o certificado de Ensino Fundamental e Médio através de exames supletivos por meio das Comissões Permanentes de Avaliação (CPA). As provas serão acontecerão de fevereiro a novembro e o agendamento do atendimento presencial para a realização é feito exclusivamente pelo Portal da Educação (cpa.educacao.ba.gov.br). O agendamento online começa no dia 1º de fevereiro. No dia do atendimento presencial, o candidato passará por uma orientação pedagógica. Também neste dia, ele deverá levar consigo duas fotos 3x4 iguais e recentes, além da Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho, original e cópia, atualizada e em bom estado. Os exames serão realizados pela CPA nas escolas da rede estadual de ensino autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação. Em Salvador, quatro instituições que aplicam a prova. Os candidatos reprovados só poderão fazer uma nova avaliação depois de um período de 60 dias

Comente agora

Ufba divulga lista das 4.514 vagas para o Sisu 2017

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/01 14:58h
Ufba divulga lista das 4.514 vagas para o Sisu 2017

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou, nesta quinta-feira (19), o quadro de vagas para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), relativo ao primeiro semestre de 2017. A lista especifica as vagas para cada curso, separando ampla concorrência e as quatro categorias de cotas. O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, por exemplo, dispõe de 100 vagas no período diurno. Metade delas, 50, são de ampla concorrência. O restante se divide entre quatro categorias, todas exigindo ensino médio em escola pública, sendo separadas por renda familiar per capita e etnia (veja na tabela). Para além dos bacharelados interdisciplinares, o curso com mais vagas é Direito. Somando os períodos diurno e noturno, o curso recebe 150 estudantes por semestre. Direito também é um dos mais difíceis de entrar. Em 2016, as notas de corte foram 745,41 (diurno) e 734,31 (noturno), menores apenas que Medicina e as Engenharias Mecânica, Química, Elétrica e Civil. Apesar de definir o futuro entre 24 a 27 de janeiro, período de inscrição do Sisu, quem passar na Ufba só deverá ter aulas em maio, quando começa o semestre 2017.1.

Comente agora

20 mil estudantes ainda não conseguiram acessar resultado do Enem

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/01 13:06h
20 mil estudantes ainda não conseguiram acessar resultado do Enem

Cerca de 20 mil candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não conseguiram acessar os resultados do exame no site na manhã desta quinta-feira, 19. A maioria dos alunos são do grupo que fez a aplicação da prova nos dias 3 e 4 de dezembro, por causa das ocupações estudantis. As informações foram divulgadas pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que ressalta, no entanto, que o número já diminuiu ao longo da manhã desta quinta, embora não tenha divulgado quantos ainda estão sem saber o resultado. O estudante goiano Alan Pierson, de 17 anos, está tentando acessar o resultado da prova desde às 11h30 de quarta-feira, 18. "Estou tentando ligar (para o Inep) desde às 9h de hoje, porém está sempre ocupado". Ele disse que outros três amigos que fizeram a prova na segunda aplicação também não conseguiram acessar o resultado. O aluno quer fazer Educação Física na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Comente agora

Sobre furto de geladeira em escola, secretária de educação de SAJ diz: "Além das outras necessidades, ainda tem mais esse problema"

Educação  Postado por Willyam Reis - 19/01 10:35h
Sobre furto de geladeira em escola, secretária de educação de SAJ diz: "Além das outras necessidades,  ainda tem mais esse problema"

Na manhã desta quinta-feira (19), a secretária de educação de Santo Antônio de Jesus, professora  ressaltou na Andaiá sobre um registro de roubo a Escola Municipal Antônio Fraga na Rua Bahia, onde marginais arrombaram o local e levarão diversos bens da escola, inclusive uma geladeira (ver aqui). De acordo com a secretária, as escolas municipais da cidade estão em situação precária, e com esse furto a dificuldade é maior, “Levaram geladeira nova, merenda escolar, computadores, projetores ‘data show’ e equipamentos de som. Deixaram a escola bagunçada e isso nos deixa muito triste, pois além de todas as necessidades que a escola já tinha, ainda tem mais está dificuldade. Prestamos queixa na delegacia, foi feito o BO, e estamos aguardando as investigações para verificar exatamente como vai se der com a recuperação desses objetos perdidos”, afirmou. Em nova gestão, Cíntia afirmou que há uma reflexão do Governo Municipal em relação a segurança desses patrimônios em comparação as últimas gestões, onde pontuou que esta situação é de estrema importância para o governo, “já pensamos e conversamos sobre o assunto, mas ainda não tomamos nenhuma decisão sobre qual estratégia a gestão vai adotar nesse sentido. São poucos dias de gestão e já temos uma demanda muito grande, não conseguimos dar as respostas para todas as demandas de forma imediata.

Comente agora

Vestibular 2017.2 da Uneb é prorrogado até 5 de fevereiro

Educação  Postado por Willyam Reis - 19/01 08:19h
Vestibular 2017.2 da Uneb é prorrogado até 5 de fevereiro

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) prorrogou o prazo de inscrição para o Vestibular 2017.2 até o dia 5 de fevereiro. Já as vagas do primeiro semestre serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSu). As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.uneb.br. A seleção, com entrada para o segundo semestre deste ano, oferece 3.185 vagas distribuídas em mais de 112 opções de cursos de graduação presenciais, nos campi de Salvador e em outras 22 cidades baianas. A taxa é de R$ 70. O candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição e não foi contemplado deverá acessar o módulo de acompanhamento durante o período de inscrição e imprimir o boleto, no valor de R$ 65. O sistema de reserva de vagas destina 40% a negros de escola pública e 5% a indígenas – estes precisam especificar a que comunidade étnica pertencem e comprovar o vínculo por meio de declaração emitida pela organização indígena devidamente reconhecida. A aplicação da prova está prevista para os dias 23 e 24 de abril. 

Comente agora

Apenas 77 pessoas de mais de 6 milhões tiraram nota máxima na redação do Enem

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/01 18:16h
Apenas 77 pessoas de mais de 6 milhões tiraram nota máxima na redação do Enem

Apenas 77 pessoas tiveram nota mil, a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme balanço divulgado hoje (18) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de notas máximas foi bem abaixo das 104 registradas em 2015. De acordo com o MEC, 6,1 milhões de estudantes fizeram o exame em 2016. Os temas das redações do Enem foram "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, nos dias 5 e 6 de novembro, quando a maior parte dos candidatos fez a prova; e “Caminhos para combater o racismo no Brasil”, nos dias 3 e 4 de dezembro. Em 2016, devido às ocupações de escolas e universidades por grupos contrários a mudanças educacionais no Brasil, o Enem foi adiado para alguns participantes. “Acho que é algo absolutamente esperado. Como tem populações diferentes todos os anos fazendo o Enem, essa comparabilidade de medias tem que ser cuidadosa porque as populações são diferenciadas”, ponderou em coletiva de imprensa a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

Comente agora

Uneb prorroga prazo de inscrições para vestibular 2017.2 na Bahia

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/01 16:06h
Uneb prorroga prazo de inscrições para vestibular 2017.2 na Bahia

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) prorrogou o prazo de inscrições para o vestibular 2017.2 até o dia 5 de fevereiro, exclusivamente por meio da internet. Os estudantes interessados devem procurar o site da instituição de ensino superior para concorrer às vagas. A taxa cobrada pelo serviço é de R$ 70. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 23 e 24 de abril. Ao todo, são ofertadas 3.181 vagas em 122 opções de curso, nos campi de Salvador e de outras 22 cidades baianas. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção podem ser consultadas no edital divulgado pela universidade. Neste ano, o processo seletivo traz dois novos cursos. Os candidatos agora vão poder concorrer também às graduações em Medicina Veterinária, no Campus IX, em Barreiras, que ofertará 40 vagas, e em Administração, no Campus III, em Juazeiro, que será oferecido na modalidade semipresencial, com oferta de 40 vagas.

Comente agora

Só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/01 15:54h
Só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática

O percentual de estudantes com aprendizado adequado no Brasil aumentou do ensino fundamental ao ensino médio, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (18) pelo movimento Todos pela Educação. Persiste, no entanto, um gargalo em matemática, no terceiro ano do ensino médio. Ao deixar a escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios de aprendizado. O índice é menor que o da última divulgação, em 2013, quando essa parcela era 9,3%. O índice é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas. Apenas 3,6% têm aprendizado adequado, o que significa que 96,4% não aprendem o esperado na escola. "É algo muito frustrante. A gente não está conseguindo avançar na gestão da política pública educacional", diz a presidente executiva do movimento, Priscila Cruz.

Comente agora

Enem: aumenta o número de notas zero nas provas de redação

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/01 15:45h
Enem: aumenta o número de notas zero nas provas de redação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que a quantidade de inscritos que receberam a nota zero nas provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aumentou e chegou a 84.236, em 2016. No ano anterior, 53 mil candidatos ficaram com a pontuação mínima. Outro indicador, liberado junto com as notas das provas nesta quarta-feira (18), é que apenas 77 candidatos conseguiram alcançar a nota máxima de redação no ano passado. Em 2015, 104 candidatos chegaram à nota mil. O G1 listou os seis principais motivos informados pelo MEC para as notas zero. São eles: cópia de texto motivador, texto insuficiente, não atendimento ao tipo textual, parte desconectada, propostas que ferem os direitos humanos e fuga ao tema - erro cometido em 46.874 provas. Os 206.127 mil inscritos que não compareceram ao dia da prova de redação, ou deixaram a página em branco, também ficaram com zero, justificou o MEC. O tema da redação em 2016 foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".

Comente agora

Sisu abre inscrições no dia 24 para mais de 238 mil vagas

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/01 14:47h
Sisu abre inscrições no dia 24 para mais de 238 mil vagas

A partir da próxima terça-feira (24) as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser usadas para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o País por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição serão oferecidas 238.397 vagas. Para participar, o candidato não pode ter tirado zero na redação. O número de vagas é 4,5% maior que no ano passado, quando foram ofertadas 228.071 vagas no primeiro processo seletivo de 2016. O Sisu vai oferecer vagas em 131 instituições públicas, entre universidades, institutos federais e instituições estaduais. As inscrições ficarão abertas até o dia 27 de janeiro, pela internet, na página do Sisu. Cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Publicidade O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (18) o resultado do Enem 2016.

Comente agora

Matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima terça; prazo termina dia 31

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/01 14:33h
Matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima terça; prazo termina dia 31

O período de matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima terça-feira (24). Os estudantes que vão mudar de escola e aqueles oriundos das redes municipais de Salvador e outras 27 cidades poderão fazer a matrícula pela internet. São elas: Itabuna, Nordestina, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Brejões, Camaçari, Catu, Dias D'Ávila, Encruzilhada, Eunápolis, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Ipirá, Itaberaba, Itapetinga, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Madre de Deus, Mundo Novo, Paulo Afonso, Porto Seguro São José da Vitória, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista. Para isso, é preciso usar o código de matrícula recebido nas escolas de origem ao acessar o Portal da Educação. O prazo de matrícula é 31 de janeiro. O ano letivo de 2017 começa em 6 de fevereiro. De acordo com o cronograma da Secretaria de Educação do Estado (SEC), o primeiro dia de matrícula é direcionado ao estudante da rede estadual que deve mudar de escola porque a atual não oferece a série subsequente, não renovou no período determinado ou se em caso de mudança de domicílio.

Comente agora

MEC estuda realização do Enem em um único dia; provas teriam até 100 questões

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/01 14:26h
MEC estuda realização do Enem em um único dia; provas teriam até 100 questões

O Ministério da Educação estuda a possibilidade de aplicar o Exame do Ensino Nacional (Enem) em apenas um dia em 2017. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 18, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após aval dos técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O MEC publicou nesta terça-feira uma consulta a estudantes, professores e especialistas para colher opiniões sobre possíveis mudanças no Enem. Na consulta, que ficará no ar até 10 de fevereiro, o MEC pergunta se deve ser mantido o atual formato de aplicação do exame (dois dias) ou um único dia; quais dias da semana o estudante prefere e o que acha da realização da prova em computador. "A gente precisa tomar uma decisão levando em consideração a opinião das pessoas", disse o ministro. Mendonça explicou que a preocupação é com a garantia de que tecnicamente o Enem não perderá a qualidade por qualquer conveniência. Ele admitiu que financeiramente é mais barato realizar o exame em um único dia.

Comente agora

MEC divulga notas do Enem 2016; consulte

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 10:34h
 MEC divulga notas do Enem 2016; consulte

O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira (18) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2016. As consultas são individuais e restritas aos candidatos. Para ter acesso, o estudante precisa digitar CPF e senha no site http://enem.inep.gov.br/participante. 

Os candidatos terão acesso às notas de cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil. Para consultá-las, o candidato deve fazer login no site do Enem com dados pessoais e senha. Quem perdeu a senha, pode resgatá-la no botão 'esqueci minha senha.' As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As datas de inscrições para a edição do primeiro semestre de 2017 devem ser divulgadas nesta quarta. Estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 poderão concorrer a vagas pelo sistema. 

Comente agora

Resultado final do Enem 2016 será divulgado hoje, informa Inep

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/01 07:23h
Resultado final do Enem 2016 será divulgado hoje, informa Inep

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 podem acessar o resultado final das provas nesta quarta-feira (18). Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu antecipar a divulgação, inicialmente prevista para o dia amanhã (19). No resultado, os candidatos poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi a intolerância religiosa no Brasil. Teoria da Resposta ao Item: A correção do Enem é feita com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos.

Comente agora

IFBA de Santo Antônio de Jesus oferece 25 vagas em curso gratuito de Libras - Nível Intermediário

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 22:48h
IFBA de Santo Antônio de Jesus oferece 25 vagas em curso gratuito de Libras - Nível Intermediário

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Santo Antônio de Jesus oferece 25 vagas gratuitas para o Curso de Libras, NívelIntermediário, à comunidade em geral. As inscrições estão abertas até o dia 26 de janeiro de 2017, através de formulário específico, disponível no site do campus. Não será cobrada taxa de inscrição nem de matrícula. O curso tem o objetivo de habilitar o participante a iniciar e manter um diálogo satisfatório na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas acontecerão no período de 06 de fevereiro a 07 de junho de 2017, com encontros presenciais sempre as segundas e quartas-feiras, das 13:30h às 17:30h, no IFBA. O curso terá uma carga horária de 160 horas e fornecerá certificado ao concluinte que entregar o Trabalho de Conclusão de Curso e que possua 75% de frequência no curso. Para se inscrever o candidato precisa já ter feito o curso de Libras, nível básico.

Comente agora

Uefs divulga lista de aprovados no vestibular; inscrições começam dia 30

Educação  Postado por Willyam Reis - 17/01 22:06h
Uefs divulga lista de aprovados no vestibular; inscrições começam dia 30

A primeira lista com os aprovados no vestibular 2017.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi divulgada nesta terça-feira (17) pela instituição. A relação está disponível no portal da Uefs e também em murais localizados no hall do Prédio da Reitoria, no campus universitário. Os candidatos aprovados terão de 30 de janeiro até 6 de fevereiro para realizar suas matrículas, nos dias e horários pré-determinados para cada curso, de acordo com o anúncio da universidade. Neste vestibular, 9.884 candidatos se inscreveram para disputar as 921 vagas, distribuídas em 29 cursos de graduação. (BN)

Comente agora

IFBA divulga resultado do processo seletivo para as modalidades integrada e subsequente

Educação  Postado por Anacley Souza - 17/01 16:09h
IFBA divulga resultado do processo seletivo para as modalidades integrada e subsequente

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) divulgou o resultado do processo seletivo 2017 nesta terça-feira (17). Os cursos referem-se à modalidade integrada, equivalente ao ensino médio paralelo ao técnico e à modalidade subsequente, com o técnico à parte. A relação dos aprovados está publicada no portal www.processoseletivo.ifba.edu.br e divulgada em murais no Campus Barbalho.

Comente agora

Secretaria realiza processo seletivo para remoção de professores entre escolas

Educação  Postado por Anacley Souza - 17/01 14:49h
Secretaria realiza processo seletivo para remoção de professores entre escolas

Portaria (n° 241/2017) definindo novo processo de remoção de professores do Ensino Fundamental e Médio que desejem mudar de escola foi publicada pela Secretaria da Educação do Estado, nesta terça-feira (17), no Diário Oficial. As inscrições para participar da seleção serão realizadas desta quarta-feira (18) até o próximo dia 24, de acordo com edital nº 01/2017, também divulgado no DO. O objetivo é normatizar o sistema de remoções e reajustar o quadro do magistério da rede estadual de ensino, respeitando os direitos dos servidores e sem comprometer a continuidade do serviço. Para a inscrição, os professores devem preencher o formulário de requerimento de remoção, contidos no edital, protocolando no SAC Educação de Salvador e Feira de Santana, ou nos 26 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do interior, justificando a necessidade para transferência de unidade. O processo de remoção independe de autorização ou ciência do superior hierárquico da unidade. Em caso de remoção pretendida entre unidades do mesmo município, o professor deverá indicar três escolas em ordem decrescente de prioridade.

Comente agora

Uefs divulga resultado de vestibular na Bahia

Educação  Postado por Anacley Souza - 17/01 13:29h
Uefs divulga resultado de vestibular na Bahia

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no centro norte baiano, divulgou o resultado do vestibular 2017.1, nesta terça-feira (17). Os candidatos podem conferir a relação dos aprovados no portal da instituição (www.uefs.br) ou nos murais localizados no hall do Prédio da Reitoria, no Campus Universitário. A matrícula acontecerá entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2017, em dias pré-determinados, por curso.

Comente agora

Enem deste ano não servirá como certificação de ensino médio, diz ministro

Educação  Postado por Anacley Souza - 17/01 13:00h
Enem deste ano não servirá como certificação de ensino médio, diz ministro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou hoje (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá mais como meio para se obter uma certificação de conclusão do ensino médio. “A notícia deve ser oficializada amanhã, a separação do Enem em relação ao Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos]”, disse Mendonça Filho após sair de uma reunião com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o ministro, o Encceja, que já é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) todos os anos como meio de certificação de conclusão do Ensino Fundamental, será ampliado para servir também como certificação do Ensino Médio já a partir do segundo semestre deste ano.

Comente agora

Secretaria da Educação realiza processo seletivo para remoção de professores entre unidades escolares

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 12:21h

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia publicou, nesta terça-feira (17), no Diário Oficial (DO), a portaria n° 241/2017 que define novo processo de remoção de professores do Ensino Fundamental e Médio que desejem mudar de escola. Agora, os interessados devem participar de seleção com inscrições, de 18 a 24 de janeiro, conforme edital nº 01/2017, publicado no DO desta terça-feira. O objetivo é normatizar o sistema de remoções e reajustar o quadro do magistério da rede estadual de ensino, respeitando os direitos dos servidores e sem comprometer a continuidade do serviço. Para a inscrição, os professores devem preencher o formulário de requerimento de remoção, contidos no Edital, protocolando no SAC Educação de Salvador e Feira de Santana, ou nos 26 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do interior, justificando a necessidade para transferência de unidade. O processo de remoção independe de autorização ou ciência do superior hierárquico da unidade.

Comente agora

Divulgação da nota do Enem 2016 vai ser antecipada para esta quarta-feira, diz Inep

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/01 17:19h
Divulgação da nota do Enem 2016 vai ser antecipada para esta quarta-feira, diz Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou, na tarde desta segunda-feira (16), que vai antecipar para esta quarta (18) a divulgação das notas da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste dia, às 11h, o ministro da Educação, Mendonça Filho, dará uma entrevista à imprensa sobre o exame. No ano passado, o MEC havia fixado a data da divulgação para a quinta-feira (19), mas, na sexta-feira passada, o ministro afirmou que havia pedido a antecipação da divulgação. Procurado pelo G1, o Inep afirmou, na sexta, que ainda não sabia se haveria tempo hábil para antecipar em um dia a consulta, por causa da necessidade de carregamento de dados das provas de milhões de candidatos ao sistema on-line. A confirmação só foi divulgada na tarde desta segunda. Nesta quarta também está prevista a abertura da consulta pública sobre a edição de 2017 do Enem. O MEC estuda maneiras de economizar na realização do exame.

Comente agora

Inscrições para 11 mil vagas para educação profissional na rede estadual terminam nesta terça

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/01 15:49h
Inscrições para 11 mil vagas para educação profissional na rede estadual terminam nesta terça

Terminam nesta terça-feira (17) as inscrições para o sorteio eletrônico para as 11 mil vagas da rede estadual de Educação Profissional. São ofertadas vagas para 33 cursos técnicos de nível médio de 11 eixos tecnológicos oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, em 57 municípios baianos, nos 27 Territórios de Identidade. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site da secretaria de educação. Das vagas ofertadas, 9.288 são para o interior do Estado e 2.460 mil para Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). O sorteio vai ser realizado às 15h do dia 23 de janeiro, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Das vagas ofertadas, 9.288 são para o interior e 2.460 para Salvador e cidades da Região Metropolitana. O sorteio será realizado às 15h do dia 23 de janeiro, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Somente pode participar do sorteio eletrônico o estudante que concluiu o Ensino Médio de forma gratuita, seja na rede pública de Educação (no âmbitos federal, estadual ou municipal), em instituição filantrópica ou em escolas privadas, mas como bolsista integral.

Comente agora

Alunos têm acesso a sistema informatizado do Fies a partir de hoje

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/01 14:33h
Alunos têm acesso a sistema informatizado do Fies a partir de hoje

O Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies) será aberto para os alunos a partir de hoje (16). Os estudantes podem, portanto, renovar seus contratos, já que os aditamentos são feitos pela internet. A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os alunos devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. Na última segunda-feira (9), o acesso ao sistema foi aberto às instituições de ensino superior para o cadastro de dados dos alunos beneficiados. Agora, os estudantes devem confirmar as informações. O prazo para as instituições inserirem os dados vai até o dia 30 de abril. No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Comente agora

UFBA oferece novos cursos à distância

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/01 13:03h
UFBA oferece novos cursos à distância

Dez cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Direito, Educação, Saúde, Tecnologia e Administração serão ofertados pela Universidade Federal da Bahia na modalidade de Educação à Distância (EAD), neste primeiro semestre de 2017. Ao todo, serão 1.980 vagas de especialização, com a vantagem de que o estudante pode acompanhar as atividades sem precisar deslocar-se para a Universidade, utilizando-se da plataforma online, segundo informa a superintendente de Educação à Distância da UFBA (SEAD/UFBA), Márcia Rangel, salientando que também é uma oportunidade para profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Os cursos à distância oferecidos pela SEAD/UFBA têm o objetivo de atender principalmente à demanda de formação e especialização de professores que atuam no ensino público fundamental e médio e gestores da administração pública. Entre as opções, estão sete novos cursos: Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais (150 vagas); Educação em Direitos Humanos (120 vagas); Produção de Mídias para Educação Online (240 vagas); Educação em Gênero e Direitos Humanos (240 vagas); Saúde Coletiva, área de concentração em Saúde da Família (160 vagas);

Comente agora

Uesb tem abstenção de 22,5% no 1º dia de provas do vestibular 2017

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 09:08h
Uesb tem abstenção de 22,5% no 1º dia de provas do vestibular 2017

O primeiro dia de provas do vestibular 2017 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), realizado no domingo (15), teve abstenção de 22,5%. De acordo com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), no total, 4.018 vestibulandos se ausentaram. Segundo dados informados, 238 candidatos não compareceram aos locais de provas em Itapetinga. Já em Jequié, foram registradas 1.131 abstenções. Em Vitória da Conquista, 2.653 candidatos não realizaram a primeira prova do processo seletivo. Aproximadamente 18 mil candidatos participam do Vestibular 2017 da Uesb. No domingo foram realizadas as provas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. Nesta segunda-feira (16) serão aplicadas as provas de Ciências Humanas, como Geografia, História e conhecimentos contemporâneos, e Ciências da Natureza, com Física Química e Biologia. Os candidatos terão 4h para resolver a prova, 30 minutos a menos que o exame de domingo.

Comente agora

Publicação dos resultados do Enem serão antecipados em um dia

Educação  Postado por Débora Ayane - 15/01 14:56h
Publicação dos resultados do Enem serão antecipados em um dia

A divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para acontecer na próxima quinta-feira (19) deve ser antecipada para a quarta, dia 18. A informação foi prestada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. No mesmo dia será lançada uma consulta pública para debater eventuais mudanças nesse exame. Desde que as regras do Enem se tornaram públicas, a divulgação das notas está prevista para o dia 19. Porém, o Enem informou que está se esforçando para antecipar em um dia essa divulgação. Sobre a consulta pública, o ministro não quis adiantar quais mudanças serão propostas no Enem. A intenção do Ministério é adequar o Enem à reforma do ensino médio, em discussão no Congresso Nacional, afirmam especialistas. Uma das possibilidades é que treineiros – estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e fazem a prova só para testar seus conhecimentos sejam proibidos de fazer o exame – para eles passaria a ser aplicado um simulado, sempre no mês de julho. As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de servir também para obter a certificação do ensino médio.

Comente agora

Unicamp aplica 1º dia de provas da 2ª fase do vestibular 2017 neste domingo

Educação  Postado por Débora Ayane - 15/01 08:17h
Unicamp aplica 1º dia de provas da 2ª fase do vestibular 2017 neste domingo

A Unicamp aplica neste domingo (15), às 13h, o primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular 2017. Foram convocados 15.390 candidatos para disputa de 3.330 vagas em 70 cursos de graduação. Os exames desta etapa seguem na segunda-feira (16) e terminam na terça-feira (17).No primeiro dia, domingo, os vestibulandos encaram as provas de redação e de língua portuguesa e literaturas de língua Portuguesa.Na segunda-feira será a vez das provas de história e matemática. No último dia, terça-feira , os estudantes têm pela frente as provas de biologia, química e física. Com exceção da redação, cada prova é composta por seis questões dissertativas.Candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança terão pela frente ainda as provas de habilidades específicas, entre os dias 23 e 26 de janeiro, em Campinas.Os vestibulandos terão quatro horas para as provas. Nesta segunda fase, os testes são idênticos para todos os candidatos com questões dissertativas. Cada prova é composta de seis questões, com exceção da redação.

Locais

Comente agora

Divulgação de notas do Enem deve ser antecipada para quarta-feira

Educação  Postado por Anacley Souza - 13/01 19:08h
Divulgação de notas do Enem deve ser antecipada para quarta-feira

A divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para acontecer na próxima quinta-feira, 19, deve ser antecipada para a quarta, dia 18. A informação foi prestada nesta sexta-feira, 13, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), durante compromisso no Rio de Janeiro. No mesmo dia será lançada uma consulta pública para debater eventuais mudanças nesse exame. Desde que as regras do Enem se tornaram públicas, a divulgação das notas está prevista para o dia 19. Nesta quinta, porém, o Enem informou que está se esforçando para antecipar em um dia essa divulgação. Sobre a consulta pública, o ministro não quis adiantar quais mudanças serão propostas no Enem. A intenção do Ministério é adequar o Enem à reforma do ensino médio, em discussão no Congresso Nacional, afirmam especialistas. Uma das possibilidades é que treineiros (estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e fazem a prova só para testar seus conhecimentos) sejam proibidos de fazer o exame - para eles passaria a ser aplicado um simulado, sempre no mês de julho.

Comente agora

UFRB oferta curso Ead de Especialização em Mineração e Meio Ambiente para Amargosa

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 18:05h
UFRB oferta curso Ead de Especialização em Mineração e Meio Ambiente para Amargosa

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informam que estão abertas as inscrições para curso de Especialização em Mineração e Meio Ambiente na modalidade de Educação a Distância (EaD). Interessados têm de 16 de janeiro a 06 de fevereiro para se candidatar. O curso será realizado na modalidade à distância por meio da internet, com encontros presenciais mensais para discussões, orientações e avaliações nos polos UAB no qual o estudante se vincular. Está previsto um encontro presencial ao mês. Os polos e a divisão das 200 vagas disponíveis são:

- Campo Formoso, 30 vagas;

- Seabra, 30 vagas;

Comente agora

Confira o resultado do sorteio eletrônico de vagas para o Colégio da Polícia Militar na Bahia

Educação  Postado por Débora Ayane - 13/01 15:13h
Confira o resultado do sorteio eletrônico de vagas para o Colégio da Polícia Militar na Bahia

A Polícia Militar divulgou na manhã desta sexta-feira (13), a relação de estudantes contemplados no sorteio eletrônico de vagas para os Colégios da Polícia Militar (CPMs) na Bahia. Para terem acesso aos resultados os pais devem clicar no links com os nomes das cidades e baixar um arquivo em zip. Acesse o site do resultado aqui (Site apresentando lentidão devido a grande procura) Endereço do resultado: http://www.pm.ba.gov.br/homepmbacpmsorteio.html A PMBA dispõe de 13 CPMs em todo o estado e 11.300 alunos. Além dos quatro colégios na capital, os CPMs estão distribuídos nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro e Jequié. Entre as vagas oferecidas, na capital, 70% serão destinadas para filhos de policiais militares e funcionários civis da instituição, e 30% para o público externo. Já no interior do estado, 50% das vagas serão destinadas para filhos de policiais militares e funcionários civis, e os outros 50% para o público externo.

Comente agora

UFBA terá cotas de 30% para negros na pós-graduação e vaga para trans

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 13/01 12:19h
UFBA terá cotas de 30% para negros na pós-graduação e vaga para trans

Os cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal da Bahia (doutorado e mestrados acadêmicos e profissionais) adotarão o sistema de cotas a partir do período 2017.2. Segundo informações divulgadas pela instituição na quinta-feira (12), serão reservadas, no mínimo, 30% das vagas ofertadas para candidatos negros (pretos e pardos) e uma vaga a mais em relação ao total ofertado nos cursos para candidatos enquadrados em cada uma das categorias de quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e trans (transgêneros, transexuais e travestis). Em nota, a UFBA informou que o sistema de reserva de vagas foi aprovado pelo Conselho Acadêmico de Ensino (CAE), e já começará a valer para as seleções do segundo semestre de 2017. Conforme a universidade, a medida tem o objetivo de aumentar a participação dos grupos contemplados na comunidade acadêmica.

Comente agora

45 mil bolsas de estudo em faculdades com descontos de até 70%

Educação  Postado por Wilyam Reis - 13/01 11:25h
45 mil bolsas de estudo em faculdades com descontos de até 70%

Quem está pensando em estudar em uma faculdade e está em busca de um caminho na faculdade tem uma boa forma de iniciar sua busca. O site Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) reúne mais de 45 mil bolsas de estudos na Bahia para quem pretende iniciar uma faculdade em 2017. As vagas são para cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância (EAD) e os descontos podem chegar a 70%, válidos até o final do curso. No site também é possível consultar instituições e cursos selecionados na região. Em todo o país, o Quero Bolsa oferece mais de 650 mil bolsas de estudo em mais de 850 faculdades. Na Bahia, a empresa possui parceria com 74 faculdades, entre elas, Unopar, Unijorge e Maurício de Nassau. Para se inscrever o aluno não precisa comprovar renda ou ter prestado o ENEM. Algumas instituições têm as datas de matrícula diferentes, por isso o aluno deve ficar atento ao calendário da faculdade escolhida. Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de atendimento no 0800 666 1010, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 23h (horário de Brasília) e acessar o site. Através dos canais de atendimento é possível conversar com um Guia do Aluno, que poderá orientar, tirar as dúvidas sobre as bolsas oferecidas.

Comente agora

Senac abre inscrições para 10 cursos técnicos na Bahia

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/01 22:14h
Senac abre inscrições para 10 cursos técnicos na Bahia

O Senac abriu as inscrições para cursos técnicos nas unidades da capital e nas do interior. Ao todo são 10 cursos, sendo cinco presenciais e cinco em formato EAD. As oportunidades são para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, através do ensino com qualidade e foco na profissionalização. Salvador terá dois cursos presenciais, sendo eles: Segurança do Trabalho e Produção de Moda. No interior, o curso Técnico de Estética, será ofertado nos polos de Porto Seguro e Vitória da Conquista, e os de Massoterapia e Podologia serão realizados somente em Vitória da Conquista. Os requisitos para matrícula variam de acordo com o curso escolhido. O Técnico em Moda vai trabalhar o desenvolvimento de tendências, conceitos e estilos através do estudo da pesquisa e criação da imagem da moda, além de planejar, organizar e orientar eventos ligados ao mundo fashion. Já o curso Técnico em Estética busca ensinar modos para embelezamento, promoção, proteção, manutenção, recuperação estética da face e do corpo, com objetivo de preparar o profissional para trabalhar em salões, institutos de beleza, estabelecimentos similares e como autônomo.

Comente agora

Impacto de alta do piso do magistério é de pelo menos R$ 5 bi a municípios

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/01 19:18h
 Impacto de alta do piso do magistério é de pelo menos R$ 5 bi a municípios

A elevação de 7,64% no valor do piso salarial do magistério este ano vai representar um gasto adicional de pelo menos R$ 5,083 bilhões aos municípios brasileiros em 2017, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O aumento ocorre justamente em meio às dificuldades enfrentadas por prefeitos para equacionar as contas diante da crise econômica e das frustrações de receitas. "É uma lei esdrúxula, porque leva em conta a projeção de arrecadação (do Fundeb), não o efetivamente arrecadado", disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Segundo ele, diversas transferências constitucionais têm registrado frustração no valor efetivamente repassado, por isso as projeções utilizadas se tornam otimistas. O porcentual do reajuste ficou acima da inflação do ano passado, que ficou em 6,29%. No ano passado, os municípios gastaram R$ 266 bilhões com folha de pessoal, sendo que 21,5% desse valor foram destinados a profissionais do magistério em atividade, de acordo com a CNM.

Comente agora

Ministério da Educação abre no dia 18 consulta pública sobre o novo Enem

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/01 18:08h
Ministério da Educação abre no dia 18 consulta pública sobre o novo Enem

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir a consulta pública para o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo dia 18, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho. "Espero uma interação positiva dos estudantes do Brasil, educadores, pesquisadores e todos que possam colaborar com o perfeiçoamento do exame que é patrimônio do Brasil", disse o ministro em entrevista à imprensa. A intenção é adequar o Enem à reforma do ensino médio, que atualmente está em discussão no Congresso Nacional. Pela Medida Provisória (MP) 746/2016, parte da carga horária do ensino médio é voltada a um aprendizado comum, definido pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda está em discussão; e, na outra parte, o estudante poderá escolher entre cinco itinerários formativos: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas; e formação técnica e profissional. Algumas possíveis mudanças chegaram a ser debatidas, como a possibilidade de o exame não servir para certificar a conclusão do ensino médio e a exclusão dos treineiros – aqueles que fazem as provas só para testar os conhecimentos.

Comente agora

Salário-base de professores em Salvador está 6,7% acima do novo piso nacional

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/01 16:44h
 Salário-base de professores em Salvador está 6,7% acima do novo piso nacional

Professores da rede municipal de ensino de Salvador possuem vencimento-base 6,7% acima do novo piso salarial do magistério. O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (12) um reajuste de 7,64% do piso nacional da educação, que provocou o aumento de R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80 para os profissionais com formação de nível médio, em início de carreira e que têm carga de 40 horas semanais. "A prefeitura tem ampliado, desde 2013, os investimentos na educação. Isso significa também valorizar os profissionais do setor. O resultado é que conseguimos avançar bastante no último Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), saltando nove posições, superando as metas estabelecidas pelo próprio Ministério da Educação", ressaltou a secretária de Educação soteropolitana, Paloma Modesto. Na rede municipal de ensino, o professor com carga de 20 horas semanais também ganha mais do que o vencimento-base estabelecido pelo Ministério da Educação. O piso nacional é de R$1.149,40. Em Salvador, o professor com a mesma carga horária recebe atualmente R$1.227,34. Entretanto, cerca de 85% dos professores da rede municipal trabalham no regime de 40 horas semanais, o que corresponde a cerca de 6,3 mil profissionais. (BN)

Comente agora

Ministério da Educação abre no dia 18 consulta pública sobre o novo Enem

Educação  Postado por Débora Ayane - 12/01 14:08h
Ministério da Educação abre no dia 18 consulta pública sobre o novo Enem

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir a consulta pública para o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo dia 18, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho. "Espero uma interação positiva dos estudantes do Brasil, educadores, pesquisadores e todos que possam colaborar com o perfeiçoamento do exame que é patrimônio do Brasil", disse o ministro em entrevista à imprensa. A intenção é adequar o Enem à reforma do ensino médio, que atualmente está em discussão no Congresso Nacional. Pela Medida Provisória (MP) 746/2016, parte da carga horária do ensino médio é voltada a um aprendizado comum, definido pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda está em discussão; e, na outra parte, o estudante poderá escolher entre cinco itinerários formativos: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas; e formação técnica e profissional.

Comente agora

Capital: Escolas são fiscalizadas para coibir reajuste abusivo e lista de material escolar inadequada

Educação  Postado por Débora Ayane - 12/01 13:35h
Capital: Escolas são fiscalizadas para coibir reajuste abusivo e lista de material escolar inadequada

Nas duas primeiras semanas do ano, 24 escolas particulares da capital baiana já foram fiscalizadas pela Codecon (Coordenadoria de Defesa do Consumidos), vinculada à Semop (Secretaria de Ordem Pública). A ação foi uma solicitação do Ministério Público Estadual, que selecionou 29 unidades de ensino para serem avaliadas, e segue em execução. São analisadas as planilhas de custo para a verificação da legalidade do reajuste anual e a adequação da lista de material. Dos estabelecimentos já inspecionados, 17 foram notificados pela exigência de materiais inadequados em listas escolares. No caso das que forem identificadas aplicando reajuste abusivo, a Codecon enviará o caso para que o Ministério Público tome as providências. A chefe do setor de fiscalização da Codecon, Rose Estrela, explicou que a escola não pode pedir ao aluno material de uso coletivo, como os de limpeza e papel ofício, por exemplo. — Na nossa visita, pedimos também que entreguem o plano de execução que descreve as atividades pedagógicas realizadas pelo aluno durante o ano letivo e que comprovam o uso do material pedido na lista. Caso seja verificada irregularidade, a unidade escolar é notificada para que regularize a situação. Caso não o faça, o estabelecimento é autuado e pode receber multa que pode variar de R$300 a R$ 3 milhões. A planilha de custo é analisada pelo setor de cálculo da Codecon para verificar se o aumento é abusivo ou não. As vistorias podem ser solicitadas através do telefone 156 (Fala Salvador).

Comente agora

Ministro anuncia que piso salarial de professores será de R$ 2.298,80 em 2017

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 12/01 12:22h
Ministro anuncia que piso salarial de professores será de R$ 2.298,80 em 2017

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou nesta quinta-feira (12) que o novo piso salarial dos professores terá um reajuste de 7,64% a partir de janeiro de 2017. Com o aumento, o salário-base passa dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80. O valor deve ser pago para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais. Segundo a pasta, o reajuste ficou 1,35% acima da inflação medida em 2016, que fechou o ano em 6,29%. Em 2016, o aumento foi de 11,36%, o que significou um ganho salarial de 0,69% acima da inflação. Segundo o Ministério da Educação, a portaria com o novo piso salarial será publicada na edição desta sexta-feira do "Diário Oficial da União". Pela regra atual, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, 14 estados não cumprem o piso nacional da categoria estabelecido por lei.

Comente agora

Sorteio para 2.147 vagas em colégios da PM será nesta sexta-feira (13)

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/01 11:06h
Sorteio para 2.147 vagas em colégios da PM será nesta sexta-feira (13)

A Polícia Militar da Bahia sorteia amanhã (13/1) as 2.147 vagas para as 13 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) no estado e para a creche Nossa Senhora das Graças da instituição. O sorteio eletrônico será realizado às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), no bairro de São Marcos, em Salvador. No intuito de dar mais transparência ao processo, o sorteio será acompanhado por pais ou responsáveis de candidatos inscritos, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e associações de classe.Antes do início do sorteio será feita a apresentação do sistema, inclusive com simulação, a fim de demonstrar o funcionamento do processo. A lista de contemplados será divulgada nos sites institucionais da PMBA (www.pm.ba.gov.br/cpm2017) e da Secretaria de Educação (www.educacao.ba.gov.br). Segundo a PM, 70% das vagas oferecidas na capital serão destinadas para filhos de policiais militares e funcionários da instituição.

Comente agora

LBV promove campanha para melhoria da Educação

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/01 09:35h
LBV promove campanha para melhoria da Educação

“Educação de Qualidade” é um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que compõem a agenda mundial adotada em 2015, durante reunião de cúpula das Nações Unidas, e que devem ser cumpridas até 2030.O Brasil avançou no acesso à Educação, porém há muito a se fazer ainda. Todos os esforços devem ser empreendidos para o combate ao analfabetismo e a redução dos índices de reprovação e de abandono escolar. A Legião da Boa Vontade acredita que a educação iluminada por valores éticos, espirituais e ecumênicos transforma o ser humano para melhor, por isso, há mais de 67 anos, ela atua ao lado das populações em situação de vulnerabilidade social. Por meio de suas escolas, Centros Comunitários de Assistência Social e campanhas oferece o apoio necessário às famílias para que os filhos tenham acesso garantido à Educação. Uma das iniciativas da LBV é a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro, que terá sua edição 2017 lançada na primeira semana de janeiro (2/1) e que consiste em mobilizar a sociedade e os meios de comunicação a fortalecer o protagonismo infantojuvenil, garantindo, assim, a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Comente agora

Entidades calculam reajuste de 7,5% em piso salarial de professores

Educação  Postado por Anacley Souza - 11/01 20:24h
Entidades calculam reajuste de 7,5% em piso salarial de professores

O Ministério da Educação (MEC) deve anunciar nesta quinta-feira (12) o índice de reajuste do piso salarial dos professores de 2017 que, de acordo com cálculos de entidades educacionais, deverá ser de aproximadamente 7,5%. Com isso, o menor salário a ser pago a professores da educação básica da rede pública deve passar dos atuais R$ 2.135,64 para um valor entre R$ 2.285 a R$ 2.298. Inicialmente, uma reunião com com representantes dos estados, municípios e trabalhadores para discutir o assunto estava marcada para quinta (12), mas foi cancelada. O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo aa regras da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Pela lei, o anúncio do reajuste deve ser feito sempre em janeiro. O ajuste deste ano deverá ficar 1,2 ponto percentual acima da inflação de 2016, que fechou em 6,29%. A reunião é a primeira do ano do Fórum Permanente para Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial Nacional, criado em 2015 com o objetivo de discurtir formas mais sustentáveis de pagar os professores.

Comente agora

Ufba aprova cotas em pós para negros, indígenas, quilombolas, deficientes e trans

Educação  Postado por Anacley Souza - 11/01 19:32h
Ufba aprova cotas em pós para negros, indígenas, quilombolas, deficientes e trans

O Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia aprovou, nesta quarta-feira (11), com 33 votos a favor e uma abstenção, a reserva de vagas nos programas de pós-graduação para negras (os), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e transgêneros. A informação foi divulgada na página do Diretório Central dos Estudantes da Ufba.

Comente agora

Feira: Inscrições para cursinho pre-vestibular gratuito começam dia 6 de fevereiro

Educação  Postado por Débora Ayane - 11/01 13:20h
Feira: Inscrições para cursinho pre-vestibular gratuito começam dia 6 de fevereiro

Interessados em participar do Pré-Vestibular Cidadão, cursinho preparatório para ingresso ao ensino superior, promovido gratuitamente pelo Governo Municipal, devem se dirigir à sede do programa, instalado na Igreja do Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos, no período de 6 a 17 de fevereiro. O Pré-Vestibular Cidadão está oferecendo 240 vagas. São destinadas aos alunos que já concluíram o 2º grau na rede pública, residam em Feira de Santana e não tenham condições financeiras de pagar curso particular. Para tanto, devem estar inscritos no CAD Único. As aulas serão iniciadas no dia 13 de fevereiro. Decreto neste sentido foi publicado nesta quarta-feira, 11, no Diário Oficial Eletrônico.

Comente agora

Alunos do colégio Rômulo Almeida em S. A. de Jesus terão calendário especial, informa diretora do NRE21

Educação  Postado por Débora Ayane - 11/01 12:35h
Alunos do colégio Rômulo Almeida em S. A. de Jesus terão calendário especial, informa diretora do NRE21

Após ocupação que durou várias semanas no Colégio Estadual Dr. Rômulo Almeida de Santo Antônio de Jesus, os alunos ainda estão tendo aulas do ano letivo de 2016. A diretora do Núcleo Regional de Educação (NRE21) Patrícia D’Ávila informou nesta terça (10), que é obrigatório o cumprimento dos 200 dias letivos e como houve a paralisação da unidade, os alunos passarão todo o mês de janeiro repondo as aulas que não foram dadas no mês de novembro e parte de dezembro. Já no mês de fevereiro será as férias dos professores, direito garantido por lei, e no início de março haverá o retorno das aulas normais que não começará junto com as demais instituições por conta das ocupações no final do ano. “Eles terão um calendário especial, terão um número de sábado letivo maior que as outras unidades, mas acredito que terminará ainda este ano”, disse.

Redação Voz da Bahia

Comente agora

Como montar um plano de estudos para seu filho?

Educação  Postado por Débora Ayane - 10/01 16:27h
Como montar um plano de estudos para seu filho?

Após longas férias recheadas de diversão, viagens e passeios, as crianças e adolescentes retornam aos estudos. Eles terão 200 dias letivos pela frente com provas, boletins e outros desafios da vida escolar. Para quem quer participar ativamente do começo da etapa de ensino dos pequenos, uma boa dica é montar um plano de aprendizagem com a criança. Construir uma rotina de estudos com horários determinados e o acompanhamento dos pais. Recente pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade Cambridge, na Grã-Bretanha, aponta que o exemplo dos pais tem grande impacto no desenvolvimento escolar dos filhos, pois os melhores estudantes têm uma espécie de mentor ou alguém em quem se inspirar, mesmo que sem um nível formal alto de escolaridade.

Comente agora

SAJ: Mães tem dificuldades de conseguir vagas em creche para seus filhos

Educação  Postado por Débora Ayane - 10/01 12:08h
SAJ: Mães tem dificuldades de conseguir vagas em creche para seus filhos

O repórter Joselito Froes esteve na creche Criança Feliz, conhecida LBA, de Santo Antônio de Jesus e entrevistou as mães que se encontram na fila há uma semana para conseguir vagas para os seus filhos. De acordo com a senhora Rosana, algumas mães estão dormindo na fila desde a sexta-feira e hoje descobriram que há somente 14 vagas, sendo que há 26 crianças para o berçário, “anunciaram que hoje seria a matrícula, não chegou diretora e depois chegou uma pessoa da secretaria para fazer a matrícula, só que aqui só tem 14 vagas. As mães filaram o trabalho hoje e não estão encontrando vagas, está uma grande bagunça e ninguém está atendendo. E agora vamos fazer o que? Se não tem berço, nós trazemos os berços de casa”, disse. Conforme a senhora Luana, está tentando ser feito uma organização, pois há mães que passaram oito dias dormindo na fila, são 25 mães só na espera de um berçário, “isso quer dizer que 15 mães vão ficar sem vaga porque não tem lugar, não tem formulário para a inscrição, a diretora ninguém sabe quem é, é um descaso, as funcionárias tentam até resolver e a direção nem apareceu. Estamos muito indignadas e não temos satisfação, queremos uma resposta”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com