As comentadas


Bom dia , Sexta-feira, 06/05/2016








Enquete



Reflita

Blog

Educação

30
Mai
Vestibular 2016.2 FAMAM, inscrições abertas!
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:28h

3 comentários
06
Mai
SAJ: Alunos da Facemp participam de curso no CAP
Postado por: Dulce Santana / 08:37h

Alunos do sétimo semestre do curso de Pedagogia da FACEMP (Faculdade de Ciências Empresariais), participaram na noite de ontem (05), de uma formação de Atendimento especializado de pessoas com Deficiência Intelectual (DI), promovido pelo Centro de Apoio Aurélio Pires (CAP). O curso tem carga horária de 80h e seu objetivo é de promover a formação de professores para o atendimento educacional especializado a pessoa com DI, trazendo ao contexto escolar instrumentos que facilitem a aprendizagem e garantam a permanência do aluno na sala de aula com sucesso. A equipe formadora é composta pelas professoras; Alexandra Veiga, Rita Matos e Maryana Pimentel, que contou também com a participação da docente Sandra Suely Oliveira, orientadora da Secretaria de Educação do Estado e professora da Facemp. Esta ação do CAP auxilia os professores e demais profissionais da área da educação e saúde, no enfrentamento dos desafios postos na Educação Especial na perspectiva de maior segurança e competência. Para os alunos do curso de Pedagogia, a primeira turma da Facemp, o curso é de extrema importância para a sua formação acadêmica e pessoal.

Reportagem e Fotos : Voz da Bahia

Comente agora
05
Mai
Fapesb realiza palestra sobre edital Desenvolvimento de Ideias para alunos da Facemp
Postado por: Anacley Souza / 19:44h

Lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias segue realizando palestras de apresentação para divulgar e esclarecer dúvidas dos interessados em submeter projetos. Em Santo Antônio de Jesus, os alunos da Faculdade de Ciências Empresariais (Facemp) foram agraciados. Em parceria com o Sebrae a iniciativa deve permitir a abertura de novos empreendimentos de alto impacto tecnológico no Estado da Bahia. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (05) no auditório do Colégio Santo Antônio.

Redação e fotos Voz da Bahia/ Débora Ayane

Palestrante André Gustavo

Comente agora
05
Mai
USP despenca em ranking de melhores universidades do mundo
Postado por: Dulce Santana / 08:13h

Única brasileira de Top 100 da lista, elaborada com base em consultas a mais de 10 mil acadêmicos, universidade caiu ao menos 40 posições em relação ao ano passado. A Universidade de São Paulo (USP) caiu ao menos 40 posições no Top 100 das melhores universidades do mundo segundo sua reputação, um ranking elaborado anualmente pela Times Higher Education, a principal publicação dedicada ao ensino superior no Reino Unido. Única representante do Brasil na lista, a instituição quase ficou de fora do top 100 em 2016, ficando entre as posições 91 e 100. Em 2015, a USP ficou na faixa entre os lugares 51 e 60. Ainda assim, a universidade é a melhor avaliada em toda a América Latina; não há nenhuma outra instituição de ensino superior da região relacionada na lista. O ranking foi elaborado com base em consultas a mais de 10 mil acadêmicos convidados ao redor do planeta. Cada participante indicou as 15 universidades que acreditava ter o melhor ensino e pesquisa em suas áreas de atuação.

Harvard lidera

Comente agora
04
Mai
MEC revê base curricular e muda ensino médio
Postado por: Dulce Santana / 10:30h

Após sofrer uma série de críticas de especialistas e 2 mil novas contribuições, o Ministério da Educação (MEC) lançou na terça-feira, 3, a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular, atendendo às críticas em várias áreas, como História e Língua Portuguesa, e dando um novo perfil aos ensinos infantil e médio. O texto agora segue para discussão e a previsão é de que até 24 de junho a versão definitiva esteja pronta. Se o cronograma for seguido à risca, a versão final poderá começar a ser adotada no próximo ano. Mas, no primeiro momento, apenas pontos específicos seriam colocados em prática, com mudanças pedagógicas pontuais. O conteúdo do documento deverá estar totalmente presente nos currículos das escolas somente em 2018. Prevista no PNE (Plano Nacional de Educação), a Base Nacional Comum Curricular tem como meta preparar conteúdos mínimos para serem ministrados a alunos de todo o país e, com isso, reduzir as desigualdades de ensino. O plano foi preparado por um grupo de 116 integrantes, de secretarias municipais e estaduais e de 38 universidades. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, avalia que a nova versão é muito mais avançada do que o texto inicial, apresentado há oito meses.

Comente agora
03
Mai
Versão de base curricular muda propostas para ensinos médio e infantil
Postado por: Anacley Souza / 22:42h

Após receber críticas e mais de 12 milhões de sugestões em consulta pública, o Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (3) uma nova versão da proposta de uma base nacional curricular, documento que definirá os conteúdos mínimos a serem ensinados nas escolas das redes pública e privada do país. Entre as principais mudanças, está uma proposta de flexibilização do currículo do ensino médio, que passa a ser composto por "unidades curriculares" e com maior ligação com a formação profissional. Na prática, segundo o ministro Aloizio Mercadante, a medida retira a divisão dos conteúdos por ano e dá a possibilidade de que a organização do ensino seja feita pelas escolas. "Não é uma estrutura seriada. Isso significa que há um conjunto de disciplinas articuladas e não é preciso implementá-las de forma seriada e sequenciada. Há mais liberdade para compor o currículo", afirma. Além de mais flexível, a nova proposta, de acordo com o MEC, permite uma maior ligação do currículo com atividades e conteúdos que levam à formação profissional e tecnológica, possibilidade que não existia na primeira versão. Dados da pasta indicam que 80% dos egressos do ensino médio vão para o mercado de trabalho após a formação escolar -daí a ideia de estimular a formação técnica, informa. Na outra ponta, a nova proposta de uma base curricular também traz mudanças nas estratégias para a educação infantil. Antes dividida por um conteúdo único, a etapa, agora, passa a ter objetivos de aprendizagem separados por faixas etárias (de 0 a 18 meses, de 19 meses a 3 anos e 11 meses, além de 4 e 5 anos).O conteúdo também ganha apoio para incentivar a alfabetização e a transição para o ensino fundamental, segundo apresentação feita por especialistas ligados ao MEC nesta terça-feira.

Comente agora
03
Mai
Processo de contratação de serviços das escolas está sendo reestruturado, diz governador sobre demissões de servidores
Postado por: Débora Ayane / 19:04h

Recentemente os Prestadores de Serviços do PST foram demitidos e agora os vigilantes que prestaram serviços a Rede Estadual de Ensino estão sendo dispensados, explicando essa situação o governador Rui Costa respondeu aos questionamentos de jornalistas na cidade de Valença nesta terça-feira (03). Ao ser questionado, Rui Costa proferiu que está sendo feita uma reestruturação na forma de contratação de serviços nas escolas, pois segundo ele em 2012 e 13, foi feito um processo licitatório que pulverizou excessivamente os contratos e com isso entraram várias empresas que não estão cumprindo com suas obrigações, “ determinei uma nova forma de contrato que já está em curso e eu pretendo em no máximo em 90 dias ter concluído as licitações e resolver esses problemas”, disse. Enquanto isso, para minimizar a dor de cabeça dos servidores, o governador disse que junto com o Ministério Público do Trabalho será feito o pagamento direto dessas pessoas, sem passar pela empresa de prestação e serviço, “agilizaremos isso nos próximos 90 dias e espero ter os novos contratos para superar este problema”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
03
Mai
Greve de professores passa de 1 mês em Camaçari e deixa 40 mil sem aula
Postado por: Dulce Santana / 07:35h

Os professores da rede municipal de ensino em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, completam, nesta terça-feira (3), 46 dias de greve. A Justiça determinou que os docentes voltem às salas de aula, mas o sindicato da categoria afirmou que vai recorrer da decisão. Mais de 40 mil estudantes estão sem aulas nas 106 escolas da cidade, que estão fechadas por conta da paralisação, decretada no dia 18 de março. A greve teve adesão de todos os professores e foi considerada abusiva pela Justiça. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que 70% dos trabalhadores retornem às atividades. O diretor de cultura do sindicato da categoria, Josemiran Marques, diz que a entidade aguarda notificação do TJ-BA. "A liminar determina. A gente não tem como decidir uma ordem judicial. É obvio que cabe recurso e o sindicato da categoria vai entrar com recurso para derrubar a liminar", garante. Os professores pedem reforma das escolas, ajuste da distribuição da merenda, contratação de funcionários e segurança, plano de carreira e reajuste de 11,36%. Já a prefeitura de Camaçari ofereceu de 10,67% em duas prestações, no mês de maio e outubro. O secretário de Fazenda do município, Camilo Pinto, diz que a administração não tem condições de aumentar a oferta. "O município chegou onde podia. A gente fez a proposta que a gente pode honrar", afirma. Os pais de alunos esperam a resolução do impasse para que os estudantes possam retornar às aulas. O pedreiro Gerson Castro diz que seus três enteados não frequentam escola há um mês e meio. “Quando eu tinha condições, botei em uma banca um mês, mas com a crise não tive mais dinheiro e teve que parar a banca”, conta. (G1/Bahia)

Comente agora
01
Mai
Formandos terão de cadastrar dados do diploma em sistema do MEC
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:42h

29/04/2016 09h04 - Atualizado em 29/04/2016 09h09 Formandos terão de cadastrar dados do diploma em sistema do MEC Um dos objetivos é coibir fraudes em diplomas. Ministério também vai reformular indicadores de qualidade do ensino superior. Do G1, em São Paulo FACEBOOK Os estudantes que estão no último ano da graduação terão de, obrigatoriamente, a partir de agora alimentar um sistema criado pelo Ministério da Educação que reunirá dados de todos os concluintes do país. A portaria que institui o Cadastro Nacional dos Concluintes foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29). O cadastro é um sistema digital que conterá dados sobre os concluintes de cursos de graduação e a autenticidade dos diplomas de graduação registrados no país. O objetivo da medida, segundo o Ministério da Educação, é facilitar a consulta aos diplomas e assim inibir fraudes.Para os estudantes concluintes dos cursos de graduação o preenchimento do cadastro será obrigatório. Já para os formados nos últimos cinco anos o preenchimento é voluntário. Caberá às instituições de ensino superior orientar os estudantes e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) gerir o cadastro e estabelecer as normas.

Comente agora
01
Mai
Estudantes têm até as 20h para fazer o simulado do Enem
Postado por: Dulce Santana / 11:43h

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até as 20h deste domingo (1º) para fazer o simulado online da prova. O teste está disponível no portal Hora do Enem exclusivamente para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio. Até o momento, 200 mil estudantes acessaram o simulado. O prazo de acesso terminaria às 20h de ontem (30), mas o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogá-lo. O teste está acessível na plataforma de estudos Hora do Enem. Para participar, é preciso ter feito a inscrição no portal. O exame tem 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo é composto principalmente por assuntos vistos nas escolas até abril. A partir do momento de início do exame online, o estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo. O resultado e o gabarito serão divulgados ao final do exame. Na hora de se cadastrar, o estudante informa o seu objetivo ao fazer o Enem e a plataforma já disponibiliza um plano de estudos para que ele alcance aquela meta. O resultado do simulado mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer. Este é o primeiro simulado online do Enem. Pelo menos mais três serão feitos até a data do exame, nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração, mas não haverá simulado da redação. De acordo com Ministério da Educação, a abrangência dos assuntos cobrados nos simulados avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016. O Enem de 2016 acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro e as inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
30
Abr
Após reclamações, MEC aumenta prazo para simulado do Enem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:28h

Após reclamações dos estudantes nas redes sociais, o Ministério da Educação (MEC) decidiu aumentar o prazo para a realização do primeiro simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trezentos e cinquenta mil estudantes que concluirão o ensino médio neste ano se inscreveram para a prova, marcada para este sábado (30). O prazo, que encerraria às 20h, foi estendido até domingo (1), no mesmo horário. Os alunos terão quatro horas para resolver o teste, composto por 80 itens, com a mesma metodologia seguida na elaboração do Enem. O teste é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da plataforma de estudos Hora do Enem (horadoenem.mec.gov.br). Até o meio da tarde, 150 mil pessoas já haviam feito a prova. Aqueles participantes que não têm acessoà internet tiveram até o último dia 20 para solicitar um local de prova - universidades, institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais. Foram oferecidos 120 mil pontos de internet em todo o país.

Comente agora
30
Abr
Mais de 90 mil estudantes já fizeram o simulado do Enem na internet
Postado por: Dulce Santana / 14:53h

Mais de 90 mil estudantes já fizeram hoje (30) o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet, no portal Hora do Enem. O teste está disponível para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio. As inscrições e o início do teste podem ser feitos até as 20h de hoje. O resultado e o gabarito serão divulgados ao final do exame. Segundo o Ministério da Educação, 350 concluintes do ensino médio se inscreveram para fazer o simulado, 50 mil só hoje, até o meio-dia. O aluno tem quatro horas para realizar o exame, que tem 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo é composto principalmente por assuntos vistos nas escolas até abril. Na hora de se cadastrar, o estudante informa o seu objetivo ao fazer o Enem e a plataforma já disponibiliza um plano de estudos para que ele alcance aquela meta. O resultado do simulado mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer. Este é o primeiro simulado online do Enem. Pelo menos mais três serão feitos até a data do exame, nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração, mas não haverá simulado da redação. A partir de segunda-feira (2), o MEC também vai disponibilizar a plataforma Mecflix, com 1,2 mil videoaulas para ajudar nos estudos. O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro e as inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
30
Abr
Menina de 12 anos abre biblioteca em povoado da Bahia
Postado por: Dulce Santana / 13:54h

No povoado de Serrote, cerca de 15 km de Conceição do Coité, na Bahia, uma menina de 12 vem fazendo a diferença quando o assunto é educação. A pequena Maria Clara resolveu abrir uma biblioteca para incentivar o hábito da leitura nas crianças e adolescentes do povoado. Estudante da Escola Antonio Nunes Gordiano Filho, no distrito de Salgadália, teve uma ideia, começou uma campanha de doações de livros e montou um acervo, que mistura livros didáticos, romances e clássicos da literatura brasileira. De acordo com o site Calila Notícias, os livros arrecadados por Maria Clara ficam sobre duas prateleiras de ferro, no local onde há alguns anos funcionava um posto telefônico, às margens da BA 411. Par o feito, ela contou com a ajuda do avô Guiofredo Pereira, presidente da associação de moradores da comunidade, e da diretora da escola onde estuda, Simone Nascimento. Ainda segundo a publicação, tudo começou quando ela enviou mensagens em grupos do aplicativo WhatsApp, explicando a ideia. Logo surgiram os primeiros interessados em ajudá-la e assim conseguiu viabilizar a ideia. Hoje a biblioteca já fornece material para pesquisa de estudantes e faz empréstimo de livros. Apesar do tamanho e da simplicidade, não falta organização e controle.

Um comentário
29
Abr
Prazo para aditamento de contratos do Fies é prorrogado até 31 de maio
Postado por: Débora Ayane / 14:00h

O prazo para aditamento da renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre deste ano foi estendido do dia 30 de abril para 31 de maio. Também foi prorrogado para a mesma data o prazo para a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e também para solicitar dilatação do período de utilização do financiamento referente ao primeiro semestre de 2016.Os prazos estão em portaria publicada na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União. Os aditamentos devem ser feitos no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) disponíveis nos sites do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).A portaria ainda prevê a liberação, até o dia 31 de maio, da realização do aditamento de suspensão temporária do prazo de uso do financiamento, referente ao segundo semestre de 2014 e ao primeiro e segundo semestres de 2015.Na última quarta-feira (27), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o Fies terá inscrições antecipadas e regras mais flexíveis para ajudar a preencher todas as vagas ofertadas. As mudanças serão implementadas no segundo semestre. No primeiro semestre, das 250 mil vagas com financiamento ofertadas, cerca da metade não foi preenchida. As inscrições estarão abertas de 14 a 17 de junho.Entre as novas regras estão a flexibilização da oferta de cursos prioritários. Até o último processo seletivo, 70% das vagas eram ofertadas em saúde, engenharias e licenciaturas e pedagogia. Agora serão 60% para essas áreas. Outra mudança é que as vagas que não forem preenchidas no processo seletivo regular serão ofertadas novamente, com prazo específico para alunos inscritos que não foram aprovados.O Ministério da Educação mantém a exigência de o estudante tirar pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas e de renda familiar de até 2,5 salários mínimos por pessoa.(Agência Brasil)

Comente agora
29
Abr
Ministério da Educação faz neste sábado primeiro simulado nacional do Enem
Postado por: Dulce Santana / 08:48h

Neste sábado (30), os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio poderão fazer o primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela internet. Para participar é preciso fazer a inscrição no portal Hora do Enem. O teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo será composto principalmente por assuntos estudados vistos nas escolas até abril. O estudante terá quatro horas para fazer a prova e o resultado será divulgado ao final do exame. O simulado poderá ser acessado online da 0h de hoje (29) às 20h de amanhã, possibilitando a participação dos estudantes sabatistas - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol. O site aceitará inscrições até o dia 30, mas a recomendação do Ministério da Educação (MEC) é de que o cadastro seja feito o quanto antes. Para este primeiro teste, serão oferecidas 120 mil pontos de internet, em todo o país. São locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O simulado online, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o início do exame está previsto para as 8h até as 12h (horário de Brasília) do dia 30.

Comente agora
29
Abr
Professora Suzana Cardoso toma posse na Academia de Letras da BA
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:50h

Tomou posse na Academia de Letras da Bahia (ALB), na noite desta quinta-feira (28), em Salvador, a professora emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso. A imortal passará a ocupar a cadeira número 28, que pertenceu anteriormente à historiadora Consuelo Pondé de Sena, falecida em maio de 2015. A solenidade foi realizada na sede da ALB, no Palacete Góes Calmon, bairro de Nazaré, na capital baiana. A nova acadêmica construiu a sua carreira profissional no universo das Letras, atuando principalmente na área da dialectologia, geolinguística, português do Brasil, língua portuguesa e variação linguística. Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal da Bahia (1960), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1979) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Ela é professora associada da Universidade Federal da Bahia, professeur invité na Université Paris 13, UFR LSHS, professora emérita da Universidade Federal da Bahia, membro associado do LDI-Lexiques, Dictionnaires, Informatique da Université Paris 13; editora da revista Estudos Lingüísticos e Literários (2004-2012) e membro do Conselho Editorial das revistas A Cor das Letras, Filologia e Lingüística Portuguesa; Reslang-Révue Électronique des Sciences du Langage; Ingá Revista de Estudos Linguísticos e Literários; coordenadora do GT de Sociolinguística da ANPOLL (1992-1994), presidente da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN (1993-1995) e diretora-presidente do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. (G1/Bahia)

Comente agora
28
Abr
Aumentar o teto ajudará a preencher vagas pelo Fies, dizem particulares
Postado por: Anacley Souza / 21:39h

Um valor maior para o teto destinado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será o próximo nó que terá que ser desatado para que o programa tenha maior eficácia, de acordo com instituições particulares. No ano passado, o Ministério da Educação estabeleceu que só poderiam obter financiamento os estudantes com renda familiar per capita de até 2,5 salários mínimos. De acordo com a Agência Brasil, a limitação contribuiu, segundo os donos das escolas, para que parte das vagas ficasse ociosa. No mais recente processo seletivo, no início do ano, quase a metade das matrículas oferecidas deixaram de ser ocupadas, conforme dados do MEC. “Aumentando a renda, aumenta o percentual de financiamento e faz com que mais estudantes possam ter acesso ao ensino superior. Diminui também a inadimplência. É um ciclo que melhora todo o processo”, diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, Sólon Caldas. Nesta terça-feira (27), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a questão é avaliada, e que o impacto do aumento do teto é calculado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. De acordo com o ministro, o teto poderá ser ampliado para 3,5 salários mínimos por pessoa, o que, em valores atuais, equivale a R$ 3080. Mercadante anunciou mudanças no Fies.

Comente agora
28
Abr
Mata de São João: Escola em turno integral é entregue ampliada
Postado por: Débora Ayane / 13:48h

A reforma da Escola Municipal Maria de Lourdes Seixas em Mata de São João, no Litoral Norte, foi entregue nesta quinta-feira (28). Além das nove salas de aula, o local ganhou uma quadra poliesportiva. Durante o evento de entrega, a estudante Maiane Santos de Almeida, de 14 anos, abriu a cerimônia, com uma homenagem aos profissionais da instituição. Na oportunidade, o prefeito Marcelo Oliveira disse que a ampliação da escola atende ao projeto de turno integral, tido como a maior iniciativa da administração. No turno integral, o aluno faz o “dever de casa” com supervisão de monitor e professor, tem aula de reforço em matemática e português, além de praticar leitura, esporte. No projeto, os estudantes ainda fazem refeições e levam quatro pães para casa. A escola é situada na Vila Camaçari. (BN)

Comente agora
27
Abr
Pesquisa traça perfil dos futuros professores. E o resultado é de tirar o sono dos brasileiros
Postado por: Anacley Souza / 22:41h

O IDados acaba de publicar o Boletim da Educação N.3, que trata do perfil dos professores que vão ensinar nossos filhos e netos. O IDados é uma instituição especializada em transformar dados em inteligência, com o objetivo de qualificar o debate nacional sobre educação.  O que dizem os dados? Em poucas palavras:

  1. 1- O que já não era bom está piorando. Com a expansão de vagas no ensino superior, os alunos menos qualificados se concentram nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas.
  2. 2- O nível de desempenho desses alunos na prova de conhecimentos gerais é muito baixo. Por que esses dados devem tirar o sono dos brasileiros? Há pelo menos quatro razões para isso.

A primeira é que é muito difícil que esses alunos, com esse perfil, façam um bom curso superior – ainda que isso existisse. E, quando concluem, o nível de aprendizagem é baixa. Com isso ficam prejudicadas também as tentativas de “reciclagem” e formação em serviço. A segunda é que o nível de cultura geral de nossos futuros professores é muito baixo – mas eles são os responsáveis por transmitir às novas gerações a nossa herança cultural. 

Um comentário
27
Abr
MEC criará cadastro de diplomas que ajudará a combater fraude
Postado por: Anacley Souza / 20:41h

O Ministério da Educação (MEC) vai colocar no ar, em maio, na internet, o Cadastro Nacional dos Concluintes (CNC). Todos os estudantes que concluírem o ensino superior deverão preencher os dados no portal. Com as informações, será possível ter o registro de todos aqueles que se formaram e obtiveram o diploma universitário e acompanhar a carreira dos recém-formados, ajudando em pesquisas e avaliações. "O portal vai ajudar a combater a fraude. Se o diploma estiver no cadastro, é verdadeiro, certificado pelo MEC. Se não, o diploma é falso", disse hoje (27), em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Os concluintes deverão acessar o portal e preencher o questionário do estudante. As informações serão disponibilizadas para as instituições de ensino, que confirmarão a emissão do diploma. O CNC será aberto à consulta pela sociedade para verificação de autenticidade dos diplomas. De um a três anos após formado, o estudante preenche então o questionário de egresso. Segundo o MEC, as informações servirão de subsídio para estudos sobre educação superior e para que as instituições de ensino acompanhem os egressos que formaram para fins de autoavaliação. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora
27
Abr
Fies vai adotar seleção com nota de corte e opção de mudança de curso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:03h

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá mudanças no processo de seleção de alunos e na escolha de cursos prioritários a partir do segundo semestre de 2016. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira (27) que o objetivo é estimular a participação no programa e diminuir a ociosidade. As alterações ocorrem após entidade do setor divulgar levantamento apontando que quase metade das 250 mil vagas de financiamento do primeiro semestre estavam ociosas. A partir do segundo semestre, o Ministério da Educação (MEC) vai adotar sistema parecido com o do ProUni na hora da seleção dos estudantes: os inscritos poderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de corte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições. O processo seletivo do segundo semestre será antecipado para 14 de junho e seguirá até o dia 17. O resultado sairá em 20 de junho.

Nota de corte

Comente agora
27
Abr
Câmara aprova lei que amplia Reda de 2 para 4 anos em Salvador
Postado por: Débora Ayane / 15:47h

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, nesta quarta-feira (27), o projeto de lei complementar que amplia de dois para quatros anos os contratos do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) dos servidores da Educação. A proposta do vereador Cláudio Tinoco (DEM) foi aprovada pela maioria dos vereadores, apesar de Hilton Coelho (PSOL) questionar a lei, que segundo ele permitiria a precarização do trabalho. Segundo Tinoco, a proposta teve duas motivações: “Quando trabalhei na secretaria de Educação do Estado, nós ampliamos o contrato de Redas de um ano e seis meses para quatro anos. Isso diminuiu os problemas de contratação de pessoas. Depois, vimos que os ciclos educacionais nas escolas municipais têm quatros anos, então os professores vão poder formar uma geração inteira”. Ainda assim, a líder da oposição, Aladilce Souza (PCdoB), afirmou que irá apresentar um projeto de indicação pedindo um concurso para a área.

Comente agora
27
Abr
S.A de Jesus: Após denúncias de pais, diretor de transporte escolar esclarece situação
Postado por: Dulce Santana / 11:33h

Após denúncias contra motoristas do transporte escolar ao proibir os alunos de entrarem no ônibus por não apresentarem a carteirinha do estudante, o diretor do setor de Transporte da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, José Barreto, em entrevista a uma emissora de rádio, explicou o motivo do conflito. Segundo ele, estudantes da região da Boa Vista, estão destruindo as cadeiras do veículo, fazendo ameaças ao motorista e ao monitor, destruindo o patrimônio público com pedradas, “chegou ao ponto de dizer que iriam dá tiros no carro e no motorista. É uma coisa grave que vem acontecendo na linha vespertina”, pontou. De acordo com Barreto, a carteirinha é motivo de segurança para o aluno, “houve a informação que alguns estavam vindo no transporte com a farda, ao chegar na cidade, tirava a farda e iam para a rua praticando até certos tipos de delitos”, declarou. O prazo para que os estudantes façam duas carteirinhas foi até o dia 18 de abril, sendo prorrogado para mais uma semana, “para quando acontecer alguma coisa desse tipo, os pais serem informados”. O diretor ressalta que as carteirinhas feitas no ano passado, não podem serem usadas mais neste ano, elas perdem a validade devido a troca de colégio por parte dos alunos. Na entrevista, ele esclareceu que a orientação passada aos motoristas é para não deixarem alunos sem entrar no ônibus, “apesar de que os alunos sabendo que não iriam entrar no carro no dia seguinte por não apresentarem o documento, não informaram aos seus pais, pegando outro transporte se deslocando para a cidade”, afirmou.

Redação voz da Bahia

Comente agora
26
Abr
Alagoas aprova lei que não permite opinião de professores em sala
Postado por: Anacley Souza / 22:08h

O deputados estaduais de Alagoas derrubaram na tarde desta terça o veto do governador Renan Filho (PMDB) ao projeto Escola Livre. Por 18 votos a oito, a partir de agora os professores das escolas do Estado deverão se manter neutros no que diz respeito aos comentários políticos, religiosos e ideológicos, podendo ser demitidos caso descumpram a lei. Manifestantes contrários ao projeto protestaram do lado de fora da votação e tentaram invadir a Assembleia Legislativa, o que levou a polícia a agir. Apesar de ninguém ter ficado ferido, o portão da Casa foi destruído. O veto do governador foi defendido pelo líder do governo, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB). Segundo o site UOL, ele declarou que "o professor, com essa lei, não vai poder falar sobre a teoria de Darwin, pois, como se sabe ele, era ateu. E não vai poder falar sobre a Reforma Protestante porque um católico pode reclamar", afirmou. Em sua fala, o deputado Ricardo Nezinho rebateu e garantiu que o projeto não censura professores. "Fiquei pasmo ao saber que, após sete meses tramitando aqui, passando por várias comissões, ninguém chegou para discordar da proposição. É inadmissível, quase um ano depois, haver discussão de censura, de mordaça de professor. O projeto vai em busca do bom professor, que é 99% da rede", disse.

Comente agora
26
Abr
SAJ: Alunos foram deixados por motorista de transporte escolar por não apresentar carteirinha de estudante, denuncia pais
Postado por: Anacley Souza / 10:34h

7 adolescentes foram proibidos de entrar no ônibus escolar por não apresentar carteirinha de estudante. A denúncia foi de uma mãe de um dos alunos que entrou em contato com uma emissora de rádio. Segundo a denunciante, o motorista se recusou transportar os alunos por estes não possuírem carteiras de identificação de estudante, “passamos por este absurdo. As crianças foram largadas a noite na cidade e os pais tiveram que alugar um carro para resgatá-los”, informou. Ainda de acordo os gestores, os alunos são provenientes da localidade rural Fazenda Boa Vista e estudam em uma unidade escolar pública na zona urbana do município de Santo Antônio de Jesus. Indignados com a situação, responsáveis e pais de alunos que foram prejudicados pedem maior atenção da secretaria de educação e providências junto ao setor de transporte público escolar, “queremos providências o quanto antes, porque se até a semana não tiver a carteirinha os meninos irão ficar sem estudar?”, questionou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
26
Abr
SAJ: Escola do Lions realiza dois cursos para profissionais da educação
Postado por: Dulce Santana / 09:59h

O Centro de Apoio Pedagógico Aurélio Pires em Santo Antônio de Jesus está realizando dois cursos para os profissionais da área da educação, um de libras (língua brasileira de sinais) e outro para Deficiente Intelectual. As inscrições iniciaram ontem (25) encerrando na sexta-feira (29). Os cursos têm carga horária de 80 horas. Os interessados deveram realizar sua inscrição de forma gratuita no Lions, que fica próximo ao INSS.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
23
Abr
UFRN pesquisa comportamento acústico de golfinhos no litoral do RN
Postado por: Débora Ayane / 07:35h

Os golfinhos do litoral sul potiguar são tema de estudo do Departamento de Fisiologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisadora Nara Pavan Lopes com orientação da professora Renata Sousa-Lima desenvolveu uma pesquisa intitulada “Variação acústica nos botos-cinza”.Os golfinhos são mamíferos aquáticos que habitam águas costeiras de baías e estuários e podem sofrer influências diretas de seres humanos, através de embarcações de turismo e pesca e poluição na água, por exemplo. Um dos principais meios de comunicação usados por eles é o som e este pode ser modificado de acordo com certas situações, como ruídos antrópicos (embarcações) e do ambiente (outros animais e correntes marinhas), tamanho de corporal (indivíduos maiores produzem sons diferentes de menores) e interações sociais.“O comportamento acústico desses animais, então, pode revelar aspectos da fisiologia e do estado social, por exemplo, o que é fundamental para compreendermos seus comportamentos e sua ecologia no hábitat em que vivem”, destaca Nara Lopes.

Comente agora
22
Abr
Olimpíada de Matemática tem alunos de praticamente todas as cidades do país
Postado por: Anacley Souza / 22:31h

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que chega à sua 12ª edição, recebeu este ano inscrições de 5.544 cidades, o que representa 99.59% dos municípios de todo o país. Ao todo, foram 17.839.424 estudantes do 6º ao 9º ano e do ensino médio de 47.474 escolas. Em 2015, a competição teve mais instituições participando, 47.500 participantes, e menos municípios, 5.538. A primeira fase acontece em 7 de junho e será aplicada nas próprias escolas. Cerca de 5% dos melhores colocados em cada escola passam para a segunda fase, marcada para 10 de setembro. Os vencedores serão anunciados em 30 de novembro. Nesta edição vão ser premiados 6.500 alunos e 46.000 menções honrosas serão distribuídas. Todos os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior de 2017. Professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam na Olimpíada também são premiados na competição, que é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Na primeira fase da OBMEP, o estudante precisa resolver vinte questões de múltipla escolha e a escola participante corrige as provas, com base em gabaritos enviados pela coordenação do evento. Os alunos com as melhores pontuações são classificados para a segunda fase, na qual vão resolver seis questões dissertativas e expor os cálculos e o raciocínio utilizados nas respostas. Os locais para a realização dessa etapa são definidos pelos organizadores e a correção é feita por professores indicados pelo Impa. A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Comente agora
22
Abr
IF Baiano anuncia abertura de vagas para professores substitutos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:56h

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Uruçuca, anunciou que está com inscrições abertas para processo seletivo de contratação de Professor Substituto, nas áreas de Língua Portuguesa e Espanhola (1 vaga) e Agrimensura (1 vaga). Os interessados podem se inscrever no site do instituto até o dia 26 de abril. De acordo com o edital, o contrato temporário é de 40 horas semanais e tem prazo de um ano. As remunerações variam de R$ 2.814,01 a R$ 5.143,41 a depender da titulação do candidato. Os contratados terão direito ainda ao auxílio-transporte e alimentação. O processo será realizado em duas etapas: desempenho didático (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória). Na primeira etapa, o candidato deverá ministrar uma aula de até 50 minutos de duração; na segunda, serão considerados o curriculum vitae e a documentação comprobatória em cópias autenticadas.

Comente agora
20
Abr
Professor acusado de vazar questões do Enem em Fortaleza é inocentado
Postado por: Anacley Souza / 22:59h

O professor de Física Jahilton José Motta, acusado de vazar questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, foi declarado inocente após recorrer da sentença que o condenou, em 2013, por fraude em certame público e estelionato. A absolvição foi decidida na terça-feira (19) pela Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado no Recife. Motta foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por ter divulgado 14 questões do Enem de 2011 para os alunos do Colégio Christus, uma escola privada de Fortaleza, cerca de uma semana antes da aplicação das provas. Segundo a denúncia, o professor teve acesso às questões por conta de a escola ter participado, em 2010, de um pré-teste do exame organizado pela Cesgranrio. O vazamento foi descoberto após um aluno da escola publicar fotos de apostilas contendo as questões. Na época, o MPF pediu a anulação das questões para todos os candidatos do Enem, mas a Justiça Federal decidiu anular os itens apenas nas provas dos alunos do Colégio Christus. Condenação – Em 2013, Motta foi condenado a seis anos de prisão e multa, mas recorreu da sentença em liberdade. A defesa alegou que o professor não tinha consciência de que as questões tinham origem ilícita, uma vez que a escola possuía um banco de questões com características semelhantes às do Enem. O advogado Cândido Albuquerque, responsável pela defesa do professor, disse que não houve controle sobre as provas do pré-teste. “Houve alunos que deixaram as provas sobre as mesas ou as levaram para casa. O professor achou que o conteúdo fosse público”. O representante da Cesgranrio no pré-teste também denunciado pelo MPF, porque a “ausência de cuidado necessário” na aplicação das provas teria contribuído para o vazamento das questões, segundo o MPF. A denúncia foi rejeitada. O advogado do professor também questionou os crimes atribuídos a Mota. Segundo a defesa, o crime de fraude em certame público não se aplicaria porque a tipificação só foi incluída no Código Penal em dezembro de 2011, depois do fato. Já o crime de estelionato não se aplicaria ano caso porque a divulgação das questões não visaria vantagem material. O Colégio Christus não comenta o assunto porque a ação judicial se referia ao professor, individualmente, e não à instituição.

Comente agora
20
Abr
UNEB divulga lista de aprovados no vestibular 2016; confira resultado
Postado por: Redação Voz da Bahia / 22:47h

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado do vestibular 2016. A relação dos aprovados foi publicada no site da UNEB. Segundo informações da universidade, neste ano, a unidade ofereceu 2.974 vagas distribuídas em mais de 109 opções de cursos de graduação presenciais, nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas. Os dois dias de provas, realizadas nos dias 6 e 7 de março, em 28 estabelecimentos da capital e 63 do interior do estado, contemplando todas as 24 cidades onde a universidade possui campus, tiveram 12.596 candidatos ausentes. Ou seja, 32,52% dos candidatos inscritos não fizeram as provas. De acordo com a UNEB, entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (500 candidatos/ vaga), Nutrição (74 candidatos/ vaga) e Fisioterapia (57 candidatos/ vaga). Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de Direito, oferecidos nos campi de Camaçari (51 candidatos/ vaga) e Juazeiro (39 candidatos/ vaga), e a graduação em Enfermagem, ofertada em Guanambi (28 candidatos/ vaga). (G1)

Comente agora
20
Abr
Uneb divulga resultado do vestibular 2016
Postado por: Anacley Souza / 19:27h

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou nesta quarta-feira (20) à noite o resultado da sua seleção de vestibular 2016. A instituição afirmou que o boletim de desempenho dos candidatos será divulgado no site da Uneb na semana que vem, assim como o calendário de matrícula para os novos alunos. Conforme a universidade, nesta edição do vestibular, o índice total de abstenção foi de 32,52%, o que corresponde a 12.596 candidatos ausentes nos dois dias de provas. O número é maior que no último vestibular de 2015, quando o índice total de abstenção foi de 22,36%, 12.076 candidatos que não compareceram aos locais do exame. Nesta edição do exame, 38.732 candidatos concorreram a 2.974 vagas distribuídas em 109 cursos em Salvador e no inteiror. Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (500 candidatos/vaga), Nutrição (74 candidatos/vaga) e Fisioterapia (57 candidatos/vaga). O Boletim de Desempenho do Candidato e o Calendário de Matrícula serão divulgados na próxima semana no site www.vestibular2016.uneb.br

Comente agora
20
Abr
Olimpíada de Matemática 2016 tem recorde de municípios inscritos
Postado por: Débora Ayane / 14:54h

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que chega à sua 12ª edição, recebeu este ano inscrições de 5.544 cidades, o que representa 99.59% dos municípios de todo o país. Ao todo, são 17.839.424 estudantes de 47.474 escolas. No ano passado, foram 5.538 cidades. As inscrições terminaram no dia 1º de abril e a prova da 1ª fase, marcada para 7 de junho, será aplicada nas próprias escolas. Os estados com o maior número de participantes foram São Paulo, com 3.340.982 alunos de 5.945 escola; Minas Gerais, que teve 1.910.226 alunos de 4.583 escolas; e Bahia, com 1.550.680 alunos de 3.918 escolas. A Obmep é dividida em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e de todo o Ensino Médio. Cerca de 5% dos melhores colocados em cada escola passam para a segunda fase, marcada para o dia 10 de setembro. Nesta edição, serão 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 menções honrosas. Todos os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. de 2017. Professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam na Olimpíada também são premiados na competição, que é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio dos ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação e da Educação. O portal da Obmep (www.obmep.org.br) oferece materiais didáticos, como bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores. (Agência Brasil)

Comente agora
19
Abr
UFRB divulga seleção para professor de Física e Sistemas Elétricos e Computacionais
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:44h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto nas áreas de Física e Sistemas Elétricos e Computacionais. Estão sendo ofertadas duas vagas, uma para cada área de conhecimento, com carga horária de 40 horas semanais. As inscrições permanecem abertas até o dia 03 de maio. Os interessados devem protocolar a inscrição e apresentar toda a documentação exigida no edital, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Coordenação de Gestão Acadêmica do CETEC. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00. Podem se inscrever somente candidatos brasileiros (natos ou naturalizados) ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses. O processo seletivo terá duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3, e prova didática, com peso 7.

Comente agora
19
Abr
Amargosa: Prefeitura convoca professores aprovados no processo seletivo
Postado por: Dulce Santana / 09:36h

A Prefeitura de Amargosa, interior da Bahia, divulgou mais uma lista de convocação para os candidatos aprovados no processo seletivo da área da educação. De acordo com nota veiculada através da sua assessoria de comunicação, a convocação considera o Edital de Abertura do Processo Seletivo para provimento de cargos temporários da Área de Educação, publicado no Diário Oficial do Município de Amargosa em 09/01/2015 com retificações posteriores, além de considerar ainda a homologação do Resultado Final Processo Seletivo, através do Decreto nº. 339, de 13 de maio de 2015. A Avaliação médica está agendada para o próximo dia 28 de abril, das 8h às 11:30h, na Policlínica Municipal. Os candidatos deverão solicitar o agendamento para a avaliação médica através do e-mailselecao.edu01.2015@amargosa.ba.gov.br. Para ter acesso a lista de convocados, o candidato deve acessar a página do Diário Oficial do Município.

Comente agora
18
Abr
Audiência Pública sobre implantação de Colégio Militar em S. A. de Jesus será nesta terça
Postado por: Débora Ayane / 15:32h

O vereador Sargento Vinicius utilizou de uma emissora de rádio nesta segunda-feira (18) para convocar a sociedade civil organizada e, as autoridades Municipais e Estaduais para uma audiência pública em debate da implantação de um colégio da polícia militar, “Santo Antônio de Jesus é uma cidade polo-regional e uma das poucas que ainda não possui um colégio da polícia militar, que é um dos melhores ensinos públicos hoje”. Segundo o edil, esse projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa em 2014, a Lei de Organização Básica (LOB) da Polícia Militar que prevê a instalação de cinco novas unidades do colégio, sendo três na região metropolitana e capital, e duas seriam destinadas ao interior, “estamos pleiteando uma dessas unidades para Santo Antônio de Jesus e contamos com o apoio de todos”, disse. Vinicius garantiu haver uma grande possibilidade de trazer mais este pleito para a cidade, somente basta o clamor das autoridades para que se aconteça. A Audiência Pública acontecerá no dia 19 de abril, ás 16h na Câmara de Vereadores, onde será colhido assinaturas para anexar ao documento que será encaminhado ao Secretário de Educação do Estado, a audiência contará com a presença de todas as autoridades do município, dentre eles a Prefeitura Municipal, o 14º batalhão, 16º GBM, Associação Comercial, Ministério Público, a Secretaria de Educação através do núcleo regional 21 e outros mais.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
18
Abr
SAJ: Diretora da UFRB comenta sobre manifestação realizada pelos alunos na manhã desta segunda-feira
Postado por: Débora Ayane / 14:26h

Nesta manhã de segunda-feira (18), alunos da UFRB de Santo Antônio de Jesus realizaram manifestação reivindicando questões relacionadas ao processo de entrada para o curso de medicina da faculdade. Por meio de uma emissora de rádi, a diretora do Campus, a professora Flávia Henrique comentou sobre a ação dos estudantes. Primeiramente ela mencionou que os alunos protocolaram uma série de demandas para a direção do centro, a respeito do ingresso no curso de medicina e solicitaram uma resposta imediata, não sendo possível, “tivemos uma segunda reunião na sexta-feira, em que falamos que para tratar a questão que eles colocaram na pauta, demanda uma sequência de discussões internas no âmbito da universidade, mas sendo uma decisão institucional com repercussões, é necessária avaliação positiva e negativa para tomada de decisão”, disse. Quanto a estrutura de ensino aos alunos de medicina, muitos  têm reclamado, por isso a professora explicou que a universidade ainda está passando por um processo de estruturação, avançando apesar dos percalços pelo caminho, “é uma universidade nova, há um caminho ainda a ser percorrido e por isso que não temos ainda ótimas condições, mas temos uma estrutura capaz de garantir uma educação de qualidade”. Flávia preferiu não comentar a respeito da enorme diferença entre o Campus da UFRB de Cruz das Almas e o de Santo Antônio de Jesus, que segundo os manifestantes tem obras se arrastando por mais de oito anos, “esta é a perspectiva do outro, sobre a qual não posso me posicionar”, falou. Entretanto, sobre os níveis de desistência na universidade, na qual os estudantes alegaram serem muito altos a diretora afirmou que o nível de desistência está dentro dos percentuais nacionais, “inclusive nós temos percentuais menores, a evasão no CCS (Centro de Ciências da Saúde) é a menor da UFRB.

Comente agora
18
Abr
Cursos EAD alcançam paridade de matrículas com cursos presenciais
Postado por: Dulce Santana / 11:06h

Pela primeira vez, uma pesquisa mensurou que o número de matriculados em cursos de formação de educadores a distância teve paridade entre os de modalidade presencial. O avanço de um ano para o outro, segundo o MEC, revela a consolidação do modelo de ensino que tem sido o mais buscado atualmente. Segundo a pesquisa, metade dos calouros (49,8%) dos cursos de formação de professores - licenciaturas como letras, história ou matemática - entrou em uma graduação a distância (EAD). Os dados são do censo do ensino superior no país. A tendência de aumento se confirma desde o começo da década, mas é a primeira vez em que há equilíbrio de ingressantes entre as modalidades presencial e a distância. O aumento da fatia de EAD foi significativo em relação ao ano anterior, quando a proporção era de 35,4%. Todo esse movimento, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), faz com que esse mercado educacional não mais seja visto como uma tendência, e sim como uma realidade. “O EAD tem um papel importante no repensar da própria educação presencial, não só em relação aos conteúdos e aos currículos, mas também em relação ao uso das tecnologias e à democratização da disseminação e do acesso ao conhecimento”, comenta Anderson Braga, mantenedor CETTPS, em Camaçari, que além de ser referência no ensino técnico, é um Polo EAD Estácio na cidade. Para mais informações sobre o CETTPS, basta acessar o site www.cettps.com.br.

Comente agora
18
Abr
Alunos da UFRB realizam protesto em frente a faculdade em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Dulce Santana / 09:07h

Na manhã desta segunda-feira (18), um grupo de estudantes do Curso de BI (Bacharealdo Interdisciplinar) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) realizam uma manifestação em frente ao CCS (Centro de Ciências da Saúde) por motivos de questões internas da universidade. Segundo informou uma aluna de BI, os estudantes reivindicam o processo de entrada para o curso de medicina da faculdade, “o curso propôs 30 vagas para uma turma de 100 pessoas que queriam medicina. O que aconteceu foi que ocorreu uma evasão muito grande das pessoas. Os estudantes dentro da universidade começaram a adoecer pelo processo em que eles colocaram a gente. Era uma sala com 100 alunos disputando por 30 vagas, um se tornando inimigo do outro, um querendo passar por cima do outro e, isso tornou uma preocupação tão grande que as pessoas realmente adoeceram”, declarou a estudante. Os alunos alegam que o CCS foi abandonado e pedem a presença do reitor da universidade, “essa manifestação é para ele enxergue a gente”, disse. De acordo ainda, foram feitas reuniões com a direção da faculdade, mas nada foi resolvido, “eles enrolaram a gente”, declarou.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
17
Abr
Bahia tem 83 vagas de professores de universidades federais; há inscrições para S. A. de Jesus
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:13h

Interessados em vagas de professores de universidades federais baianas ainda podem se inscrever nos quatro concursos abertos que selecionarão os 83 candidatos. Desses, três fecham inscrições em até dez dias. A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) tem dois concursos abertos. O primeiro fecha inscrições na próxima terça-feira e selecionará um professor substituro com graduação em Ciências Sociais (Sociologia ou Antropologia). Para se candidatar, os interessados devem ir à sala do protocolo da UFRB, localizada no pavilhão de aulas do município de Santo Antônio de Jesus. O outro concurso da universidade deverá preencher 13 vagas de docentes para várias disciplinas, entre elas, Psicologia e Educação, Libras e Estágio Supervisionado. Os salários variam de R$ 2.018,77 a R$ 4.014,00, para jornadas de 20 a 40 horas, com dedicação exclusiva. As incrições podem ser realizadas até dia 25 (segunda-feira) no site da UFRB e custam de R$ 30 e R$ 60. Todos os inscritos serão classificados por meio de provas de títulos e defesa do memorial. Outro concurso que fecha inscrições no dia 25 é o da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que selecionará 33 professores. As remunerações ficam entre R$ 2.104,93 e R$ 8.639,50, para 20 a 40 horas de trabalho semanais.

Comente agora
16
Abr
Ativistas quilombolas protestam em Vitória da Conquista por rigor em cotas
Postado por: Anacley Souza / 18:01h

Ativistas quilombolas realizaram um protesto nesta sexta-feira (15), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, para cobrar mais rigor na seleção de aluno pela cota. De acordo com o Blog do Anderson, um manifesto emitido pelo Conselho das Associações Quilombolas do Território de Vitória da Conquista aponta que há mais de 30 casos suspeitos de fraude apenas em vagas quilombolas na Uesb. "De 140 quilombolas do Território do Sudoeste que prestaram o vestibular 2016 da Uesb para 31 cursos, apenas 13 vagas foram preenchidas. Menos de 10%. Enquanto os mecanismos de acesso nas vagas adicionais estão marcados pela meritocracia, barrando, anualmente, pela nota de corte, dezenas de quilombolas que tentam ingressar na instituição, as brechas nesse mesmo sistema favorecem que aconteçam as fraudes", diz o texto do documento. A universidade informou que será criado um grupo, formado pelos movimentos quilombolas e pró-reitorias acadêmicas da instituição, para traçar estratégias de democratização no acesso da juventude quilombola à universidade.

Comente agora
16
Abr
Enade deve entrar no histórico do estudante
Postado por: Anacley Souza / 09:23h

A nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deve passar a ser incluída no histórico escolar dos universitários. Embora os alunos já sejam obrigados a fazer a prova, o desempenho não tem nenhuma aplicação prática para o estudante. A nota no exame, no entanto, é o principal fator no cálculo dos indicadores de qualidade das instituições de ensino privadas. PUB A informação de que o Ministério da Educação (MEC) estuda usar a nota dos estudantes foi apresentada ontem no Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. Em dezembro do ano passado, o MEC já havia informado que a nota dos estudantes seria utilizada como quesito de admissão em cursos de pós-graduação. Apesar de já anunciadas, as mudanças ainda não têm prazo para serem colocadas em prática. "Passou da hora de o ministério adotar esse procedimento e responsabilizar o aluno pela sua nota em prova. É do conhecimento de todos que os alunos boicotam o teste, entregam em branco. Não dá para a avaliação de uma instituição ficar nas mãos de um exame feito sem comprometimento pelo estudante", disse Sólon Caldas, diretor executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. A nota dos alunos no Enade compõe 60% do Conceito Preliminar do Curso (CPC), indicador de qualidade que é usado para a regulação das instituições de ensino.

Comente agora
15
Abr
Fies: 115 mil vagas não foram preenchidas, dizem instituições particulares
Postado por: Débora Ayane / 17:12h

Das 250 mil vagas oferecidas pelo Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre deste ano, só 115 mil já foram preenchidas, segundo levantamento do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, que reúne as sete principais associações do segmento. As mudanças nas regras do programa e a prioridade do Ministério da Educação (MEC) para vagas em cursos com baixa demanda seriam as razões para que apenas 46% das vagas estejam preenchidas. De acordo com Sólon Caldas, diretor executivo do Fórum, a maioria das vagas não preenchidas é de cursos de licenciatura, uma das três áreas priorizadas pelo Fies neste ano (as outras duas são a área de saúde e engenharias). No entanto, ele diz que há sobras em todos os cursos o que indica que é preciso fazer correções ao programa. "As regras estão muito restritivas e o MEC não está conseguindo fechar a conta. O curso que tem demanda não tem alunos aptos a conseguirem o financiamento. Já os cursos com baixa demanda não têm interessados", disse Caldas. Após as mudanças feitas no segundo semestre do ano passado, o Fies passou a impor um limite de renda familiar bruta per capita de 2,5 salários mínimos mensais e passou a financiar uma parcela da mensalidade dos cursos.

Comente agora
15
Abr
PE: Mães de bebês com microcefalia terão direito a graduações gratuitas
Postado por: Débora Ayane / 14:33h

Mães de bebês com microcefalia e outras condições raras poderão se matricular e assistir a aulas de graduação e pós graduação a distância em Pernambuco. Denominado “Mães Produtivas”, o projeto foi idealizado pela Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR) e pelo Grupo Ser Educacional. A ação oferta, inicialmente, 50 bolsas, mas as instituições estudam a possibilidade de aumentar essa quantidade. “Sabemos que o cuidado com crianças com esse tipo de malformação é muito difícil e, muitas vezes, essas mulheres não têm condições de deixar a criança para fazer uma faculdade, por exemplo. Com a oferta de bolsas, a nossa ideia é transformar a vida dessas mães”, explica Sérgio Murilo, coordenador executivo do Instituto Ser Educacional. Ainda de acordo com o coordenador, o grupo irá custear o curso inteiro e fará um acompanhamento sistemático para avaliar a frequência das universitárias. As mães poderão escolher entre 10 cursos de graduação e 140 cursos de pós-graduação. O grupo ainda oferece atendimento às crianças com microcefalia nas áreas de odontologia, e fisioterapia.

Comente agora
14
Abr
SAJ: Urbis II e outro bairros serão contemplados com Unidade Escolar de Educação Infantil
Postado por: Débora Ayane / 16:59h

Durante a Solenidade da Ordem de Serviço para a construção da Unidade Escolar de Educação Infantil na Urbis II na quarta-feira (14), Anatália Mercês e Ely Mary Bitencourt cederam entrevista a uma emissora de rádio e comentaram sobre esse feito em Santo Antônio de Jesus. A Presidente da Associação de Moradores da Urbis II, Anatália Mercês primeiramente agradeceu a Deus pelas forças, a turma da associação de moradores e a Secretaria de Educação, “porque se a associação não lutasse pelo terreno, perderia e após essa conquista conseguimos juntamente com a Secretaria de Educação encaminhar o projeto e graças a Deus conseguimos realizar o sonho da comunidade”, disse. A creche beneficiará muitas mães da comunidade e bairros próximos que precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos, e a construção já começou, “a creche veio em uma hora excelente para essas mães, só temos que agradecer e reivindicar mais para o bairro, porque o que queremos é um bairro melhor”, concluiu. A secretaria de educação do município Ely Mary Bitencourt disse que neste dia foi entregue o termo para início da obra, através do pró-infância que agregará 280 crianças da Urbis II e bairros vizinhos, “é um programa muito bonito, junto com as questões sociais estaremos dando um ponta pé a frente em relação ao plano municipal de Educação, onde na sua meta um solicita que o município tenha a garantia de estabelecer parcerias e ampliar o número de oferta de vagas para a educação infantil”, disse acreditando que em cinco meses a obra já estará pronta.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
14
Abr
S. A de Jesus: Professores da UNEB lançam livro 'Recôncavo Baiano'
Postado por: Dulce Santana / 16:18h

Professores da UNEB (Universidade Estadual da Bahia), Campus V, lançaram ontem (13) o livro “Recôncavo Baiano, Trajetória e Dinâmica Territoriais”. Os organizadores falaram em entrevista ao Portal Voz da Bahia, do intuito de trazer esta discussão para a universidade e todo o recôncavo. “O importante que nós queremos registrar é o início do processo da construção do livro. Coincidentemente nós três fazemos parte da Comissão da instalação do Bacharelado em Geografia da UNEB Campus 5 e, começamos a nos deparar com muitos problemas ligados a própria instrutura do bacharelado. O livro começou com essa necessidade, para sanar essa lacuna aqui”, disse um dos escritores. Segundo o professor, Sandro, foi a partir desse trabalho conjunto, que surgiu a ideia de construir o livro, trazendo nele discussões sobre políticas operacionais. Para a professora, Elba, é também uma oportunidade para divulgar suas pesquisas, como os artigos; de alunos e de outros professores, “ele é um livro interdisciplinar e a importância dele reside nisso; ele aponta para várias pesquisas de várias frentes de outras disciplinas também que não são só de geografia”, pontou. Ela ainda ressaltou que o campus V da UNEB tem produções de outros trabalhos sobre o recôncavo. “Ele não só da sustentação para um futuro bacharelado, como ele também dá uma divulgação maior das pesquisas feitas no recôncavo”, pontou.

Reportagem e fotos Voz da Bahia/ Sandy Santos

Um comentário
14
Abr
Merendeiras de S. A. de Jesus pedem melhorias nas condições de trabalho
Postado por: Débora Ayane / 14:51h

Na tarde desta quinta-feira (14) por meio de uma emissora de rádio, merendeiras reivindicaram por melhores condições de trabalho. Segundo elas, passaram no concurso para Serviços Gerais, porém fizeram uma qualificação como Merendeiras e recebiam de acordo com o cargo, mas agora a situação mudou e elas teriam que voltar a receber de acordo com o cargo de Serviços Gerais. A senhora Rita Cardoso descreveu que ela e suas colegas fizeram concurso para Serviços Gerais para a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus em 1998, e na época quem passava em Serviços Gerais também exercia as funções de merendeira. De acordo com Rita, o IFBA ofereceu um curso técnico de qualificação para a categoria, onde foram selecionados merendeiras e servidores gerais, porém o novo plano da APL diz que quem não estiver atuando em suas devidas áreas não receberá o incentivo oferecido pela Secretaria de Educação, “gostaríamos de pedir ao procurador do município para rever essa situação, para que continuemos no curso que começamos e tenhamos direito ao incentivo ao final do curso.”, disse. De acordo com uma funcionária, todas estão se sentindo prejudicadas, pois as pessoas que passarem no próximo concurso para merendeira podem tomar seus lugares.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
14
Abr
Inscrições para o Enem começam no dia 9 de maio
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:58h

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começam às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. As datas foram anunciadas nesta quinta-feira (14) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília. A taxa de inscrição subiu de R$ 65 para R$ 68 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio, por uma guia de recolhimento da União (GRU). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame. A expectativa do governo deste ano é chegar aos 8 milhões. "Queremos ter o tempo necessário para que ninguém perca a inscrição. Vamos divulgar o período de inscrição até 9 de maio, e eles terão 11 dias para se inscrever", declarou Mercadante. Será isento da taxa o estudante que concluir o ensino médio no ano de 2016 e estiver matriculado em escola pública, ou o estudante que se declarar carente. Participantes que obtiveram isenção no ano passado, mas não compareceram à prova, perdem esse direito na edição deste ano. Ele pode apresentar uma justificativa "de força maior" para justificar a ausência, mas o MEC vai analisar caso a caso e poderá negar o recurso.

Comente agora
14
Abr
Saiba quais serão as datas de aplicação do Enem este ano
Postado por: Redação Voz da Bahia / 06:45h

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reunirá a imprensa nesta quinta-feira (14) para anunciar a data e os detalhes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. Normalmente, as provas ocorrem em outubro - em 2016, no entanto, devido às eleições municipais, elas passam para novembro, dias 5 e 6. O Enem serve de critério de acesso ao Fies, às bolsas do ProUni e como modelo de seleção da maioria das universidades federais.

Comente agora
13
Abr
Estudantes sem internet podem pedir vagas para realizar simulado do Enem até sexta
Postado por: Anacley Souza / 23:44h

Os estudantes que não possuem acesso à internet poderão solicitar, até a próxima sexta-feira (15), uma vaga em universidades e institutos federal para realizar o simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será aplicada para os alunos matriculados no programa Hora do Enem, que oferece estudos com recursos interativos e estreou no dia 5 de abril. Na página (acesse aqui), é possível realizar exercícios e assistir videoaulas, que estarão disponíveis a partir do dia 30 de abril. O pedido por uma vaga para realizar o simulado pode ser feito no próprio programa, com o número do CPF. O simulado é gratuito e pode ser feito também em instituições particulares, comunitárias e escolas estaduais de ensino médio, seja por computadores, tablets ou celulares. No total, instituições federais estão oferecendo 120 mil vagas para os interessados em testarem seus conhecimentos antes da aplicação do Enem. O candidato terá quatro horas ininterruptas para fazer a prova, que poderá ser acessada entre a zero hora e às 20h. No caso de quem vai fazer a prova presencialmente em uma instituição, a aplicação será das 8h às 12h, no horário de Brasília. Estão previstos outros três simulados on-line nos dias 25 de junho, 13 de agosto e o último nos dias 8 e 9 de outubro.

Comente agora
13
Abr
Ciência perde 1 bilhão de reais e bolsas de estudo são congeladas
Postado por: Anacley Souza / 19:48h

Novos cortes orçamentários no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ameaçam agravar a situação da ciência nacional, com redução de recursos para bolsas e financiamento de pesquisas nas universidades. O MCTI sofreu corte de 1 bilhão de reais, uma redução orçamentária de quase 25% que fez o montante disponível cair para 3,3 bilhões de reais - o menor dos últimos 12 anos, pelo menos, em valores corrigidos pela inflação. Já o MEC perdeu 4,3 bilhões de reais, segundo os novos ajustes fiscais divulgados recentemente no Diário Oficial da União.

Consequências - Como resultado dos cortes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento do MCTI, suspendeu a concessão de bolsas no exterior por tempo indeterminado. "É uma equação muito simples. O orçamento que a gente tem dá para pagar todos os bolsistas no País e no exterior. O que não dá é para conceder novas bolsas", disse o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich. De acordo com Chaimovich, a situação é temporária e sua duração vai depender da recuperação econômica do País. "O que é certo é que o CNPq tem responsabilidade com a ciência nacional e vamos, dentro do orçamento possível, manter todos os compromissos e pagar todos os bolsistas", afirmou.

Perdas - Segundo o conselho, não há como prever quantas bolsas deixarão de ser concedidas, pois o processo funciona por demanda, o que varia ano a ano.

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com