Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

IFBA abre mais de 5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

Educação  Postado por Anacley Souza - 28/06 07:45h
 IFBA abre mais de 5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu o novo o processo seletivo 2018. As vagas são para cursos técnicos integrados e superiores. Ao todo, são 5.185. Destas, 2.640 para cursos técnicos na forma subsequentes e 2.545 vagas na forma integrada, disponíveis em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Cursos técnicos integrados:  para ingressar nos cursos técnicos integrados, que tem duração de três a quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Todos os candidatos serão submetidos à prova de questões objetivas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia.) e redação. 

Comente agora

Por que as crianças gostam dos contos de fadas?

Educação  Postado por Anacley Souza - 27/06 20:08h
Por que as crianças gostam dos contos de fadas?

É universal o gosto das crianças pelos contos de fadas. Na verdade, esses contos são versões mais ou menos mitigadas de contos populares existentes em todas as culturas e em todos os tempos. Quando os irmãos Grimm começaram a produzir versões escritas da tradição oral, elas logo se difundiram pelas diversas camadas da sociedade e caíram no gosto das crianças. Incidentalmente isso acabou levando esses autores a escreverem versões mais mitigadas desses contos, nem tanto nas cenas de violência, mas especialmente naquelas de conteúdo sexual explícito. Nada mais picante do que a versão original do Chapeuzinho Vermelho. O que explica esse interesse das crianças?  Analistas de diferentes tendências convergem no essencial: como qualquer boa literatura, os contos populares referem-se a dramas do cotidiano. Na boca do povo, os problemas são apresentados com crueza e simplicidade – da mesma forma como opera o raciocínio das crianças, especialmente entre os 3 e 6 anos de idade.

Contos populares e contos de fadas – também conhecidos como contos maravilhosos – são efetivamente maravilhosos no conteúdo, na forma, e, nas boas edições, também na apresentação. Eles são feitos para divertir, encantar, mas também permitem refletir sobre a realidade, o cotidiano. 

Comente agora

Proposta no Senado visa cobrar taxas alunos de alta renda em universidades públicas

Educação  Postado por Anacley Souza - 27/06 18:24h
Proposta no Senado visa cobrar taxas alunos de alta renda em universidades públicas

Uma publicação da página no Facebook do Senado Federal, feita neste domingo (25/6), divulgou uma proposta de lei do ex-senador e atual prefeito do Rio de janeiro Marcelo Crivella (PRB), submetida a avaliação ainda no ano de 2015, mas só recentemente levada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da casa legislativa. Na proposta, o senador visa cobrar taxas anuais a estudantes universitários com renda familiar mensal igual ou superior a trinta salários mínimos (ou seja, R$ 29,610 por mês). O valor seria correspondente à média do custo per capita dos alunos matriculados no mesmo curso. O Senado Federal colocou a proposta sob avaliação da população, em seu canal online. Até o momento, a maioria dos cidadãos (10.117 votantes) discorda da ideia.

Comente agora

Prorrogadas as inscrições para a Bolsa Formação do Pronatec

Educação  Postado por Anacley Souza - 27/06 09:06h
Prorrogadas as inscrições para a Bolsa Formação do Pronatec

Foram prorrogadas as inscrições para o processo seletivo interno de professores e capacitadores da rede estadual referente à Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O novo prazo estipulado pela Secretaria da Educação do Estado tem início nesta terça-feira (27) e prossegue até o dia 3 de julho. Os profissionais selecionados irão atuar nos 126 cursos técnicos de nível médio e de qualificação na formação inicial e continuada. O edital está disponível no Portal da Educação.  Serão ofertadas 600 vagas nos Centros de Educação Profissional e unidades escolares da rede estadual, destinadas à formação de cadastro de reserva, exclusivamente, de professores efetivos do magistério público estadual e contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) que trabalham no Estado, bem como de ocupantes efetivos de cargos técnicos de qualquer Secretaria de Governo ou de outros órgãos públicos estaduais.

Comente agora

Mais de 6,7 milhões confirmam inscrições no Enem

Educação  Postado por Anacley Souza - 27/06 08:26h
Mais de 6,7 milhões confirmam inscrições no Enem

Ao todo, 6.731.186 de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram confirmadas, nesta segunda-feira (26), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).   De todas as inscrições, 590.097 foram confirmadas depois que os candidatos que tinham direito à isenção da taxa de inscrição ingressaram com recursos administrativos. Com informações so Portal Brasil.  Isso porque se equivocaram ao preeencher a inscrição quanto ao questionário socioeconômico e geraram o boleto referente à inscrição. Quem ainda não havia pago a guia conseguiu a isenção.  Nesta edição, foram 694 solicitações de uso do nome social, a maior, proporcionalmente ao número de inscritos, desde 2015, quando o recurso começou a ser oferecido. Dessas, 303 foram deferidas. Em outubro, após o ensalamento, os participantes terão acesso aos seus cartões de confirmação. O Enem 2017 será aplicado em 5 e 12 de novembro.

Comente agora

Exame para certificar conclusão de ensino médio será realizado em outubro

Educação  Postado por Willyam Reis - 26/06 17:29h
Exame para certificar conclusão de ensino médio será realizado em outubro

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizado no dia 8 de outubro em todo o país. Neste ano, a prova também será usada pelos alunos para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio. Agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Encceja, que atualmente é aplicado no Brasil e no exterior para a certificação de conclusão do ensino fundamental. A inscrição para o Encceja será gratuita e deverá ser feita entre os dias 8 e 18 de agosto. A prova, que será elaborada e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terá 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta. O aluno deverá atingir pelo menos 50% de acertos em cada prova, e pelo menos 5 pontos na redação. O custo estimado do Encceja é de R$ 40 por aluno.

Comente agora

Prouni: Resultado da segunda chamada é divulgado nesta segunda

Educação  Postado por Anacley Souza - 26/06 09:57h
Prouni: Resultado da segunda chamada é divulgado nesta segunda

O Ministério da Educação vai divulgar nesta segunda-feira (26) da seleção do segundo semestre de 2017 para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Não há horário definido para a divulgação dos resultados. Segundo informações do portal G1, os candidatos aprovados devem apresentar a documentação na instituição de ensino correspondente a partir desta segunda-feira (26) até a próxima sexta-feira (30). O estudante que perder o prazo perderá direito à bolsa. São oferecidas, nesta edição, 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior. A seleção considera o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio e critérios socioeconômicos da família do candidato: é preciso obter no mínimo 450 pontos no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista em escola particular, e ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial,  a renda per capita pode ser de até três salários mínimos.. O prazo para manifestar interesse na lista de espera irá do próximo dia 7 ao dia 10 de julho. 

Comente agora

Servidores da Uneb param atividades por cinco dias na Bahia

Educação  Postado por Anacley Souza - 26/06 09:38h
Servidores da Uneb param atividades por cinco dias na Bahia

Os servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) suspenderam as atividades desta segunda-feira (26) até sexta-feira (30), em todos os 29 departamentos da instituição na Bahia, de acordo com Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest).  Segundo a categoria, a paralisação deixa os portões fechados e a universidade sem aulas. O G1 não conseguiu contato com a universidade, por meio da assessoria, até a publicação desta reportagem.  O presidente do Sintest, Firmino Júlio de Oliveira Filho, diz que só serão mantidos serviços essenciais, como atendimentos médicos e psicológicos, além de bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  Os servidores pedem progressões e promoções relativas ao ano passado, extensão de carga horária de 30h para 40h, aumento do auxílio-alimentação e reajuste linear dos salários. 

Comente agora

Censo Escolar: Bahia avança em promoção e evasão entre 2007 e 2015

Educação  Postado por Anacley Souza - 26/06 07:23h
Censo Escolar: Bahia avança em promoção e evasão entre 2007 e 2015

O resultado do Censo Escolar, levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontou avanços na Educação Básica e no Ensino Médio na Bahia entre 2007 e 2015. Os indicadores de fluxo escolar da Educação Básica, que avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos, tendo como critérios a promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), apontam que a Bahia avançou 7,6 pontos percentuais na promoção, saindo de uma taxa de 64% em 2007 para 71,6% em 2015, no Ensino Médio. A evasão reduziu 5,8 pontos percentuais no mesmo período e a repetência caiu em 1,6 pontos percentuais. Já no que se refere aos anos iniciais do Ensino Fundamental, a promoção aumentou 11,4 pontos percentuais no período, alcançando 82,5% em 2015, enquanto a repetência diminuiu em 8,4 pontos percentuais no mesmo período.

Comente agora

Sisu começa a convocar candidatos que se encontram na lista de espera

Educação  Postado por Anacley Souza - 25/06 19:35h
Sisu começa a convocar candidatos que se encontram na lista de espera

Os candidatos que ficaram na lista de espera da segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vão começar a ser convocados a partir dessa segunda-feira (26/6).  O chamamento dos estudantes para a matrícula será feito pelas instituições de ensino, mas os candidatos devem acompanhar as convocações da lista de espera na instituição pela qual tenha manifestado interesse.  A lista de espera do Sisu foi aberta aos candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, tendo ou não feito a matrícula. A lista é restrita à primeira opção de vaga do candidato. O Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação que oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse processo seletivo, foram ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. (Agência Brasil)

Comente agora

Convocação da lista de espera do Sisu terá início nesta segunda

Educação  Postado por Willyam Reis - 25/06 10:52h
Convocação da lista de espera do Sisu terá início nesta segunda

A convocação dos candidatos da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2017 terá início nesta segunda-feira (26). Segundo o Ministério da Educação, a convocação dos estudantes será feita pelas instituições de ensino. A segunda chamada é aberta aos candidatos que não foram selecionados na primeira fase ou que foram aprovados apenas para a segunda opção de curso. O Sisu é um sistema gerenciado pelo MEC, no qual são oferecidas oportunidades para estudantes que prestaram o Exame Nacional do ensino Médio (ENEM). Nesta edição do Sisu, o número de inscritos somou 935.550 mil pessoas, 64,2 mil a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. Com informações do Portal Brasil.

Comente agora

Recurso para isenção de taxa no Enem pode ser apresentado até amanhã ao Inep

Educação  Postado por Willyam Reis - 24/06 12:05h
Recurso para isenção de taxa no Enem pode ser apresentado até amanhã ao Inep

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiveram a isenção do pagamento da taxa de inscrição negada têm até as 12h de amanhã (25) para enviar os documentos que comprovem o direito ao benefício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: isencaoenem@inep.gov.br. O assunto do e-mail deve ser “Recurso Administrativo – Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2017”. O corpo do e-mail deve conter o nome completo, CPF e número de inscrição do participante, além do nome completo e o CPF da mãe. A ausência de qualquer uma dessas informações inviabilizará a análise do recurso. A documentação enviada deverá ser legível, em formato .pdf ou .jpg. A possibilidade de recurso administrativo é apenas para os participantes que tinham direito ao benefício, solicitaram a isenção, mas se equivocaram ao escolher o ato legal que embasa sua situação socioeconômica e, como consequência, tiveram a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa gerada.

Comente agora

Enem: alunos podem pedir isenção de taxa de inscrição até domingo

Educação  Postado por Anacley Souza - 22/06 21:55h
Enem: alunos podem pedir isenção de taxa de inscrição até domingo

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano que pediram a isenção da taxa de inscrição e tiveram o pedido indeferido têm até este domingo (25) para entrar com recurso contra a medida.  O acordo que possibilitou a medida é fruto de ação entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério Público Federal (MPF).  De acordo com o Inep, não houve falhas no sistema de inscrição do Enem quanto às insenções ou mudanças nas regras. Contudo, o órgão ressaltou que a novidade deste ano é que os dados dos candidatos que constam na base do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e também no Censo Escolar foram cruzados para acabar com a gratuidade por autodeclaração.  Por isso, o Inep reiterou que quem necessitava da isenção foi contemplado. Com informações do Portal Brasil.

Comente agora

35% dos professores de educação infantil não têm diploma

Educação  Postado por Anacley Souza - 22/06 21:19h
35% dos professores de educação infantil não têm diploma

Eu realmente preciso me formar em pedagogia só para saber brincar com crianças na escola? Vamos rever a frase: a educação infantil vai muito além do “só brincar”. É uma fase essencial para o desenvolvimento. Exatamente por isso, o profissional que conduzirá a turma deve ter preparo suficiente para lidar com uma tarefa de tamanha responsabilidade. Apesar disso, no Brasil, segundo dados do Censo Escolar 2016, 35,6% dos professores que atuam em creches estudaram só até o ensino fundamental ou ensino médio. Dentre aqueles que concluíram cursos universitários, apenas 89 fizeram doutorado, com maior concentração na região Sudeste (56 docentes). No Nordeste, apenas 6 alcançaram esse nível acadêmico.  Nos demais anos da educação infantil, a porcentagem é semelhante: 33% dos professores não têm curso superior. Do total de 313.669 docentes dessa etapa de ensino, apenas 132 têm doutorado – estando mais de metade deles (54%) no Sudeste.  A coordenadora do Instituto Vera Cruz, Andréa Luize, explica que, legalmente, a educação infantil integra a educação básica, ou seja, tem a mesma importância que os ensinos fundamental e médio. “Não há, por isso, razão para não ter profissionais graduados em pedagogia. Eles devem ter sua formação inicial focada na docência e na gestão escolar. Devem conhecer as especificidades da faixa etária e o papel, os objetivos e o currículo da educação infantil”, afirma.  Para o Aldeir Rocha, gestor de serviços educacionais da Edições SM, o professor que atua na educação infantil e que não recebeu formação adequada não terá, em geral, as ferramentas necessárias para desenvolver os objetivos da escola nessa etapa de ensino.

Comente agora

IFBA em S. A. de Jesus abre inscrições para 125 vagas em cursos gratuitos

Educação  Postado por Anacley Souza - 22/06 19:49h
IFBA  em S. A.  de Jesus abre inscrições para 125 vagas em cursos gratuitos

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Santo Antônio de Jesus está oferecendo 125 vagas gratuitas em cursos de extensão para comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas, a partir do dia 21 de junho de 2017, conforme editais de seleção disponíveis no site do campus. Não será cobrada taxa de inscrição.  As aulas começarão no dia 13 de julho, com encontros presenciais, no IFBA. Todos os cursos fornecerão certificados ao concluinte que obtenha aprovação nas atividades acadêmicas e 75% de frequência.  Veja quais são os cursos e como fazer para se matricular:

Excel Básico – 20 (vinte) vagas gratuitas à comunidade geral que possua o Ensino Fundamental II completo. O curso será realizado no período de 17 de julho a 30 de agosto de 2017, sempre às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30. Carga horária de 42 horas. 

Introdução à Lógica de Programação e Redes – 20 (vinte) vagas gratuitas à comunidade geral que possua o Ensino Médio completo e conhecimentos de informática básica. O curso será realizado no período de 17 de julho a 29 de agosto de 2017, sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. Carga horária de 80 horas/aula. 

Matemática, Tecnologia e Arte – 20 (vinte) vagas à comunidade geral que possua o Ensino Fundamental II completo. O curso será realizado no período de 18 de julho a 27 de setembro de 2017, sempre às terças e quartas-feiras, das 08h00 às 12h00. Carga horária de 80 horas/aula. 

Comente agora

Dados do Censo Escolar apontam avanços na Educação na Bahia

Educação  Postado por Anacley Souza - 22/06 19:17h
Dados do Censo Escolar apontam avanços na Educação na Bahia

Avanços na educação básica da Bahia são apontados em dados do Censo Escolar divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na última terça-feira (20). A análise considera a educação básica composta pelos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio, de 2007 a 2015.  Os dados  avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos, de acordo com a promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conforme resultado da análise, a Bahia avançou 7,6 pontos percentuais na promoção, e saiu de uma taxa de 64% em 2007, no Ensino Médio, para 71,6% em 2015, A taxa de evasão foi reduzida em 5,8 pontos percentuais nesse período e a repetência caiu em 1,6 pontos. Já em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, a taxa de promoção avançou 11,4 pontos percentuais entre 2007 e 2015, e a repetência caiu 8,4 pontos percentuais no mesmo período. Já a taxa de evasão era de 6,7% em 2007 e caiu para 0,6% em 2015. Sobre os anos finais do Ensino Fundamental, a taxa de promoção cresceu 6,1 pontos percentuais no período analisado, chegando a 70% em 2015. A repetência caiu 2,1 pontos percentuais e a evasão escolar diminuiu para 6,3 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 4,9% em 2015. De acordo com o secretário da Educação, Walter Pinheiro, o resultado da análise mostra o compromisso do Governo do Estado com a educação pública quando lançou o programa Todos Pela Escola, em 2007. “Um dos principais objetivos deste programa foi estabelecer um pacto com os municípios, para apoiar a melhoria dos índices no Ensino Fundamental. Continuamos a avançar nesta direção com o Educar Para Transformar, inclusive, firmamos agora em 2017 o pacto já em andamento com 389 municípios”, alegou.

Comente agora

Professor ganha em média R$ 3.335 na educação básica

Educação  Postado por Anacley Souza - 22/06 09:13h
Professor ganha em média R$ 3.335 na educação básica

Os professores da educação básica pública - da creche ao ensino médio - ganhavam, em média, R$ 3.335 no País, em 2014, segundo levantamento divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Especialistas alertam, porém, que o dado da média é pouco revelador sobre a realidade docente, já que desconsidera as enormes diferenças salariais entres as redes (federal, estadual e municipal) e o estágio da carreira, entre outros fatores.  A rede municipal, que concentra 59% dos professores da educação básica, é a que tem a menor média salarial, de R$ 3.116,35 por carga horária de 40 horas semanais. Nos colégios estaduais, a média é de R$ 3.476,42. Já na rede federal, que emprega só 1,3% dos professores, a média é de R$ 7.767,94.  

Comente agora

Plano Nacional de Educação cumpre só 20% das metas em 3 anos

Educação  Postado por Anacley Souza - 22/06 08:38h
Plano Nacional de Educação cumpre só 20% das metas em 3 anos

Após três anos de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), apenas seis das 30 metas e estratégias que deveriam ter sido cumpridas até 2017 foram alcançadas total ou parcialmente. O número representa 20% do total, o que significa que quatro em cada cinco metas não foram atingidas. O balanço é do Observatório do PNE (OPNE), uma plataforma formada por 24 organizações parceiras, coordenada pelo movimento Todos Pela Educação.  O PNE é uma lei federal, sancionada em 2014, que prevê metas para melhorar a qualidade do ensino brasileiro em um prazo de dez anos, desde a educação infantil até a pós-graduação. As estratégias preveem aumento do investimento, melhorias em infraestrutura e valorização do professor. O texto estabelece 20 metas para serem cumpridas até 2024, das quais oito têm prazos intermediários, que já venceram. A lei também aponta 254 estratégias relacionadas a cada uma das metas e 14 artigos que definem ações a serem realizadas no país. 

Comente agora

Gabarito da Olimpíada Brasileira de Matemática já está disponível

Educação  Postado por Anacley Souza - 22/06 08:07h
Gabarito da Olimpíada Brasileira de Matemática já está disponível

O gabarito da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017 foi divulgado nessa terça-feira (20), juntamente com a íntegra dos cadernos de provas. O material pode ser consultado no site da Obmep.   As provas foram realizadas no dia 6 de junho e a segunda fase está programada para 16 de setembro. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas. A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada no dia 11 de agosto, no site.  A novidade desta edição é que a competição também foi aberta para estudantes das escolas particulares. Também a partir deste ano, a Obmep, que conta com apoio do Ministério da Educação, ocorre de forma integrada com a Olimpíada Brasileira de Matemática, conhecida pela sigla OBM.

Comente agora

2,7% dos alunos escolhem migrar do 6º ano para o supletivo

Educação  Postado por Anacley Souza - 21/06 11:19h
2,7% dos alunos escolhem migrar do 6º ano para o supletivo

Mais alunos dos anos finais do ensino fundamental (do 6.º ao 9.º ano) migram para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do que os do ensino médio. Dados inéditos, divulgados nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mostram que 2,7% dos estudantes - mais de 344,5 mil - ainda no fundamental saíram do ensino regular entre os anos de 2014 e 2015. No ensino médio, a proporção é menor, de 1,9% - 157,7 mil dos alunos. 
Para cursar o EJA, é preciso ter 15 anos completos para se matricular no ensino fundamental e 18 anos, para o ensino médio. Na maioria das escolas, essa etapa - que substituiu o supletivo - ocorre no período noturno e tem uma carga horária menor.  "São estudantes que foram reprovados muitas vezes já no início da educação básica e estão em defasagem. As escolas não conseguem lidar com as dificuldades, educacionais e sociais, e ele acaba indo para o EJA, o que é muito equivocado", diz César Callegari, integrante do Conselho Nacional de Educação.

Comente agora

Escolas de Porto Seguro aderem a leitura da Bíblia após decreto que libera atividade

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 21/06 00:45h
 Escolas de Porto Seguro aderem a leitura da Bíblia após decreto que libera atividade

Algumas escolas de Porto Seguro, no sul da Bahia, estão permitindo que os professores façam a leitura da Bíblia nas salas de aula. A atividade foi iniciada depois do dia 5 de junho, quando a prefeita sancionou o decreto, antes aprovado pela Câmara de Vereadores do município. O decreto autoriza que todas as escolas públicas e particulares tenham um momento diário de leitura de versículos bíblicos. A atividade é opcional e não há detalhes do número total de escolas que já aderiram à leitura. O projeto de lei foi proposto pelo vereador Kempes Rosa. De família evangélica, ele acredita que a leitura diária dos versículos bíblicos transmite valores importantes para a formação do cidadão. "Nela [a Bíblia] tem mensagens como honrar o pai e a mãe, como proteger as pessoas, amar as pessoas sempre e amar a um Deus sob todas as coisas.

Comente agora

UFRB promove ensino a distância em 14 municípios da Bahia

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/06 15:51h
UFRB promove ensino a distância em 14 municípios da Bahia

A Educação a Distância (EaD) promovida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) atingiu a marca de 14 polos no interior da Bahia. A universidade ingressou no sistema EaD em 2015 com a oferta do curso de Licenciatura em Matemática em sete polos credenciados ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Quatro desses polos foram induzidos pela própria universidade nos municípios de Ipirá, Rio Real, Teodoro Sampaio e Sapeaçu através da Superintendência de Educação a Distância (SEAD), setor responsável pelo suporte e apoio às unidades que visam a oferecer cursos na modalidade EaD. Agora em 2017, a UFRB ofertou os cursos de especialização em Mineração e Meio Ambiente e Gestão em Saúde, oferecendo 500 vagas em 11 polos espalhados pelos territórios da Bahia.  Os cursos são vinculados ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), respectivamente.

Comente agora

Secretaria de Educação oferece 640 novas vagas em cursos técnicos

Educação  Postado por Anacley Souza - 20/06 08:45h
Secretaria de Educação oferece 640 novas vagas em cursos técnicos

A Secretaria da Educação do Estado Estado da Bahia (SEC) está com inscrições abertas para 640 vagas para o sorteio eletrônico para participar das primeiras turmas dos cursos técnicos de Administração, de Redes de Computadores, Agroecologia e de Aquicultura da rede de Educação Profissional do Estado.  As inscrições seguem até o dia 28 deste mês e devem realizadas pela internet no site sec.ba.gov.br . As vagas do curso de Redes de Computadores são destinadas para estudantes do 2º ano do Ensino Médio e as demais para estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e suas modalidades, sejam em estabelecimentos da rede pública ou em instituições filantrópicas ou privadas na condição de bolsista integral.  O curso de Aquicultura será ofertado em regime de alternância, em Santo Amaro da Purificação, e o de Agroecologia, também no regime de alternância, nos municípios de Arataca, Ipiaú, Medeiros Neto, Prado e Wagner.  Já os cursos de Administração e Redes de Computadores serão ofertados em Salvador, respectivamente no Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia e no Colégio Estadual Luiz Tarquínio.

Comente agora

Deputados aprovam projeto que proíbe aplicação, aos sábados, de provas do Enem e de concursos públicos

Educação  Postado por Anacley Souza - 20/06 07:45h
Deputados aprovam projeto que proíbe aplicação, aos sábados, de provas do Enem e de concursos públicos

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que proíbe a aplicação, aos sábados, em todo o território nacional, de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de concursos públicos.  O relator, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), afirmou que a proposta, do deputado Moisés Diniz (PCdoB-AM), é um instrumento de proteção, respeito e garantia de direitos dos grupos que seguem determinadas tradições religiosas.  "A sociedade brasileira vem paulatinamente despertando para a garantia de direitos das minorias. A sensibilidade das pessoas para a necessidade de proteção aos grupos minoritários é diretamente proporcional ao aumento da intolerância com práticas, hábitos e tradições que desrespeitam direitos e negam cidadania a todos os grupos sociais”, disse Faria de Sá.  O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comente agora

Audiências públicas sobre a Base Nacional Curricular começam em julho

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/06 18:32h
Audiências públicas sobre a Base Nacional Curricular começam em julho

A primeira audiência pública sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será em Manaus, no próximo dia 7 de julho. O Ministério da Educação (MEC) realizará audiências semelhantes em outras quatro capitais: Recife, Florianópolis, São Paulo e Brasília.  Para o evento em Manaus, as inscrições dos convidados pelo conselho Nacional de Educação (CNE) podem ser feitas até o dia 22 de junho. Entre 26 e 29 de junho, o público geral poderá se inscrever no site do CNE, que transmitirá as cinco audiências ao vivo.  Na plataforma, é possível entender o que são as audiências, conhecer as regras para a participação e os prazos de inscrição, como se cadastrar ou enviar documentos com contribuições e comentários à Base, além de consultar todos os documentos de referência da BNCC.  

Comente agora

Projeto sobre empreendedorismo para jovens negros prorroga inscrições até 30 de junho

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/06 12:41h
Projeto sobre empreendedorismo para jovens negros prorroga inscrições até 30 de junho

Foram prorrogadas as inscrições para o "Afrotonizar", projeto gratuito de formação e promoção do empreendedorismo para jovens negros, entre 14 e 30 anos, em quatro bairros de Salvador.
O prazo, que seria encerrado no dia 15 de junho, foi prorrogado até 30 de junho. Interessados em participar de oficinas sobre economia criativa, moda, cosméticos, gastronomia e audiovisual devem se inscrever por meio da internet.  A iniciativa será realizada nos bairros do Centro, Liberdade, Plataforma e Uruguai, tendo como objetivo potencializar os trabalhos já existentes nestas comunidades e o desenvolvimento de outros empreendimentos, assim como incentivar o crescimento socioeconômico e novos modelos colaborativos.  O projeto Afrotonizar ficará durante uma semana em cada bairro, de 3 a 8 de julho no Curuzu, de 10 a 15 de julho, no Espaço Cultural Alagados, de 17 a 22 de Julho, no Centro Cultural Plataforma e de 24 a 29 de Julho, no Centro Cultural Que Ladeira é Essa?. 

Comente agora

S. A. de Jesus: Estudantes da Rede Municipal participam de bate-papo literário no Sesc

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/06 11:39h
S. A. de Jesus: Estudantes da Rede Municipal participam de bate-papo literário no Sesc

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação e em parceria com o Sesc, realizou na última terça-feira (6) o primeiro encontro do Projeto Arte da Palavra, parte da Rede Sesc de Leituras. Com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à leitura, estudantes das escolas municipais Hercília Tinoco Andrade, Luís Eduardo Magalhães e Celestino Pimenta, participaram de um bate papo sobre literatura infantil com os autores Gloria Kirinus, do Rio de Janeiro e Tino Freitas, do Distrito Federal. Em breve, o projeto terá novos encontros. (Ascom)

 

Comente agora

Aprovados na primeira chamada do ProUni têm até hoje para confirmar informações

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/06 10:17h
Aprovados na primeira chamada do ProUni têm até hoje para confirmar informações

Os aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (19/6) para comprovar as informações prestadas na inscrição. Estes estudantes devem procurar a instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado e apresentar a documentação.  O Ministério da Educação alerta que é inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local para comprovação das informações. A perda do prazo ou a não comprovação implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.  A lista de selecionados nesta edição do ProUni, para o segundo semestre de 2017, está disponível na página do programa na internet. Neste processo seletivo, o ProUni oferta 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país. O programa é voltado a alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular.

Comente agora

Candidatos têm até hoje para se inscrever em lista de espera do Sisu

Educação  Postado por Anacley Souza - 19/06 08:52h
 Candidatos têm até hoje para se inscrever em lista de espera do Sisu

Hoje é o último dia para os candidatos à segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada se inscreverem na lista de espera. Podem participar os candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, tendo ou não se matriculado. A convocação dos aprovados está prevista para o próximo dia 26.Para participar, basta acessar a página do Sisu na internet. É necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem de 2016. A lista de espera do Sisu é restrita à primeira opção de vaga do candidato.Concluída a manifestação de interesse, será emitida uma mensagem de confirmação. A convocação dos selecionados para a matrícula caberá às próprias instituições de educação superior. Assim, é importante que os participantes acompanhem as convocações feita por elas. (Agência Brasil)

Comente agora

UNE elege neste domingo nova presidência e diretoria

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/06 14:41h
UNE elege neste domingo nova presidência e diretoria

O 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) chega ao seu principal momento neste domingo (18). No último dia do encontro, os estudantes decidirão quem ocupará a presidência e os 81 cargos da diretoria da entidade pelos próximos dois anos. O Congresso começou na quarta-feira, com atividades no Cine Belas Artes e na UFMG, onde ocorreram quase 40 debates sobre as reformas da previdência e trabalhista e as Diretas Já, este último tema defendido pela maioria dos estudantes presentes. Nesta etapa, os diferentes movimentos que participam do congresso inscrevem as chapas para concorrer ao pleito e defendem as suas propostas para os 10 mil universitários de todas as regiões do Brasil presentes no ginásio do Mineirinho. Após a defesa das teses, começa a votação. Os delegados (estudantes eleitos em suas universidades) depositam o voto na urna que será apurada e fiscalizada por membros de cada chapa. Ao final da apuração, a nova diretoria da UNE é composta de forma proporcional por todas as chapas participantes, de acordo com o número de votos obtidos.

Comente agora

Homens ainda são minoria entre professores de creche e pré-escola

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/06 11:51h
Homens ainda são minoria entre professores de creche e pré-escola

Há dez anos, o primeiro dia de aula é sempre igual para o professor José Tiago França. Os pais chegam para deixar seus filhos na escola e estranham que será um homem o responsável pela educação e os cuidados com as crianças de 2 anos. Apesar de ter crescido a presença masculina entre professores de creche e de pré-escola (de zero a 5 anos), ela ainda é bem pequena. Em todo o País, dos mais de 575 mil docentes dessa etapa, apenas 3,7% são homens - há sete anos, eram 2,8% do total, segundo o Censo Escolar.  “Meu primeiro contato em sala foi surreal. As mães chegaram às 7 horas e, quando me viram, vieram todas juntas perguntar se era eu o professor. Para elas, era muito estranho ter um homem cuidando de bebês”, conta França, de 32 anos, que é hoje responsável por uma turma de crianças de 2 anos no Centro Social Marista Robru, em São Miguel Paulista, na zona leste da capital.  Segundo França, ainda hoje sua presença causa estranhamento, mas ele já se acostumou e aprendeu a lidar com a situação. “Na Pedagogia, dos 120 (alunos) da turma, havia apenas eu e outro homem. Isso nunca me incomodou porque tinha muita vontade de trabalhar com crianças. Mas sempre ouvi comentários preconceituosos, até mesmo de colegas de classe.”  

Comente agora

Amazonas vai ganhar 50 escolas indígenas a partir de 2018

Educação  Postado por Anacley Souza - 18/06 07:21h
Amazonas vai ganhar 50 escolas indígenas a partir de 2018

Os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, vão contar, a partir do ano que vem, com 50 escolas indígenas. Elas serão construídas para substituir aquelas que já existem, mas não têm sede própria. Algumas funcionam atualmente em igrejas ou centros comunitários. O projeto de concepção das novas unidades de ensino está sendo discutido por representantes do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução das obras.  A ideia é que as escolas sejam construídas conforme a realidade sociocultural e geográfica das comunidades indígenas, que também estão sendo ouvidas.  “A gente consulta se os povos indígenas querem a escola e que projeto de escola eles querem, inclusive levando em consideração a contribuição deles nos desenhos, na localização da escola, dizendo qual é o material adequado para aquela região. Tudo isso é importante porque os povos indígenas exercem forte protagonismo nos seus projetos de educação”, explica a diretora de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais do MEC, Rita Potiguara.  A construção das escolas indígenas terá o apoio do Exército. Segundo o MEC, o último Censo Escolar, de 2015, revela que Brasil tem 3.085 unidades educacionais indígenas, com cerca de 285 mil estudantes e mais de 20 mil professores. Com informações da Agência Brasil.

Comente agora

IFBA abre inscrições de vestibular para ocupação de vagas remanescentes em F. de Santana

Educação  Postado por Anacley Souza - 17/06 12:06h
IFBA abre inscrições de vestibular para ocupação de vagas remanescentes em F. de Santana

O Campus Feira de Santana, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou hoje (16) o edital nº 01/2017, referente ao Processo Seletivo Simplificado 2017.2, que visa o preenchimento de vagas remanescentes do curso superior de bacharelado em Sistemas da Informação.  As inscrições são gratuitas e acontecerão até o dia 29 de junho, exclusivamente pela internet, através do preenchimento de formulário de inscrição. Para se inscrever é necessário, entre outros requisitos, que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2015 e 2016.  São ofertadas 23 vagas para ingresso no semestre 2017.2. Metade do total de vagas será reservada aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. O processo seletivo será composto por etapa única, na qual será utilizada a nota do Enem obtida em uma das duas edições, escolhida pelo candidato.   O Campus Feira de Santana, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou hoje (16) o edital nº 01/2017, referente ao Processo Seletivo Simplificado 2017.2, que visa o preenchimento de vagas remanescentes do curso superior de bacharelado em Sistemas da Informação.  As inscrições são gratuitas e acontecerão até o dia 29 de junho, exclusivamente pela internet, através do preenchimento de formulário de inscrição. Para se inscrever é necessário, entre outros requisitos, que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2015 e 2016.

Comente agora

Bahia vai sediar evento mundial sobre educação

Educação  Postado por Anacley Souza - 17/06 07:07h
Bahia vai sediar evento mundial sobre educação

A Bahia foi anunciada como sede do próximo Virtual Educa durante a cerimônia de encerramento do encontro nesta sexta-feira (16). Esta edição do evento aconteceu em Bogotá, na Colômbia, e reuniu mais de 29 mil pessoas.  O secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro, falou sobre a oportunidade. “O desafio de superar as barreiras para a melhoria da Educação está desenhado pela Organização dos Estados Americanos desde 2001, cabendo ao Virtual Educa esta tarefa. Agora teremos a oportunidade de discutir também com o continente africano, que pela primeira vez participa do encontro”, disse.  O secretário também destacou que a Bahia estará aberta para conhecer as mais diversas experiências mundiais. “Também queremos compartilhar as nossas experiências, para que possamos contribuir para consolidar uma nova educação”, disse, ao citar também a participação da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), representada pelo seu presidente Ruben Delgado, para a realização da próxima edição do encontro.  Na Colômbia, em um estande institucional, foram apresentadas as características multiculturais e a política educacional da Bahia que, em 2018, recepcionará representantes dos cinco continentes. A cerimônia foi encerrada por uma roda de capoeira, elemento cultural e identitário que une Bahia e África.

Comente agora

Secretário Walter Pinheiro apresenta ações da Educação na Bahia durante plenária do Virtual Educa

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/06 09:55h
Secretário Walter Pinheiro apresenta ações da Educação na Bahia durante plenária do Virtual Educa

Durante a plenária multilateral e institucional que debateu soluções para a educação perante organismos internacionais, o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, destacou ações e projetos desenvolvidos no estado e os desafios para melhorar a Educação. A Bahia sediará o Virtual Educa 2018, que será realizado em Salvador no mês de junho.  “Estamos falando de um estado quase do tamanho da França, cuja rede estadual está presente em 417 municípios, com mais de 2100 escolas, cuja grande maioria está localizada no interior e muitas em localidades longínquas de centros urbanos”, disse, ao destacar a proeza do programa de Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC), que transmite aulas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas por 414 localidades do Estado, para 21.120 alunos.  Pinheiro apresentou ainda o trabalho desenvolvido pelos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), onde são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, através de cursos, eventos e oficinas. Ele destacou que as ferramentas tecnológicas devem servir de suporte para conteúdos pedagógicos, tornando-os mais envolventes. “Queremos trabalhar com inovações e ferramentas tecnológicas, mas principalmente, queremos chegar com conteúdos pedagógicos. Este é o desejo de todos os baianos e a expectativa dos brasileiros com o Virtual Educa 2018”, disse.  

Comente agora

Estudantes têm até hoje (16) para renovar contratos do Fies

Educação  Postado por Anacley Souza - 16/06 07:49h
Estudantes têm até hoje (16) para renovar contratos do Fies

Hoje (16) é o último dia para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2017. Também termina hoje o prazo para fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino, bem como solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento.  A renovação do Fies é feita a cada seis meses, e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).  No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante deve levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada apenas com a validação do estudante no sistema.  O financiamento é destinado a alunos matriculados em instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação, atualmente, mais de 2 milhões de jovens e adultos que não têm condições de pagar a faculdade são beneficiados pelo programa, que oferece uma taxa de juros efetiva de 6,5% ao ano.

Comente agora

Uefs divulga locais de prova do Vestibular 2017.2

Educação  Postado por Anacley Souza - 14/06 21:12h
Uefs divulga locais de prova do Vestibular 2017.2

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cidade a 100 km de Salvador, divulgou, nesta quarta-feira (14), os locais de provas do Vestibular 2017.2. A lista está disponível no site da organizadora do processo seletivo, a Fundação Vunesp. Os vestibulandos devem acessar a opção área do canddato para ter acesso aos locais de provas.  O exame será realizado em Feira de Santana nos dias 3 e 4 de julho. As inscrições foram encerradas no dia 8 de maio. Por conta da dificuldade de geração de alguns boletos, o prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110, foi prorrogado até o dia 11 de maio.

Vestibular: As inscrições para o processo seletivo (Prosel) 2017.2 da Uefs foram abertas no dia 18 de abril. Segundo informações da instituição, são ofertadas 1.007 vagas, distribuídas em 28 cursos, sendo 56 delas destinadas a indígenas e quilombolas.  Nesta edição do Prosel, a Uefs oferece vagas também para os cursos de farmácia, medicina e licenciatura em música. De acordo com a Comissão do Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior (Copaes), a seleção para o curso de música sofreu uma alteração, passando a constar de apenas uma etapa.  Para mais informações, os candidatos podem acessar o edital através do o site do processo seletivo.

Comente agora

Prazo para renovar contrato do Fies termina nesta sexta-feira (16)

Educação  Postado por Anacley Souza - 14/06 18:11h
Prazo para renovar contrato do Fies termina nesta sexta-feira (16)

O prazo para renovar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano vai até esta sexta-feira (16). Cerca de 1,28 milhão de contratos devem ser aditados neste semestre.  Os contratos devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.  No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato – como mudança de fiador, entre outros requisitos – o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao Banco do Brasil ou Caixa Econômica para finalizar a renovação.  Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema. O financiamento é voltado para estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior. Mais de dois milhões de alunos são beneficiados pelo programa, que oferece taxas de juros de 6,5% ao ano.

Comente agora

Secretaria da Educação do Estado divulga lista de contemplados para o cursinho Universidade para Todos

Educação  Postado por Anacley Souza - 14/06 12:11h
Secretaria da Educação do Estado divulga lista de contemplados para o cursinho Universidade para Todos

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quarta-feira (14), a lista dos estudantes contemplados para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São ofertadas 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. A lista está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).  A seleção foi feita através das médias de Português e de Matemática que foram lançadas pelos candidatos no ato da inscrição e que serão conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar.

Comente agora

Nordestinos se destacam na seleção brasileira de matemática

Educação  Postado por Anacley Souza - 13/06 16:13h
Nordestinos se destacam na seleção brasileira de matemática

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) apresentaram hoje (13), no Rio de Janeiro, os seis jovens que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês), a ser realizada pela primeira vez no Brasil, entre 17 e 23 de julho, no Rio. A equipe contará com três estudantes do Nordeste, dois de São Paulo e um de Minas Gerais, e terá dois professores nordestinos como líder e vice-líder da delegação.  A participação dos nordestinos, segundo o diretor do IMPA, Marcelo Viana, segue uma tradição. "Não chega a ser surpreendente", diz ele. "É uma tradição bastante antiga. Algumas escolas, sobretudo de Fortaleza e de Recife, são escolas tradicionais e que sempre se empenharam no apoio aos alunos. E a escola tem um papel fundamental". Além dos alunos, o professor alagoano Krerley Irraciel Martins é o líder da delegação, e o cearense Frederico Vale Girão, o vice-líder. Os jovens têm idades de 16 a 19 anos e saíram de um processo de seleção que começou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Comente agora

Técnicos da Educação de Santo Antônio de Jesus fazem curso para a coleta de dados do Censo Escolar

Educação  Postado por Anacley Souza - 13/06 09:43h
Técnicos da Educação de Santo Antônio de Jesus fazem curso para a coleta de dados do Censo Escolar

A Secretaria da Educação do Estado está realizando uma capacitação de técnicos dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e de secretarias municipais de Educação, para a execução do Censo Escolar da Educação Básica nos municípios baianos. A atividade acontece, nesta segunda-feira (12), simultaneamente, nos NTE de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Eunápolis, Bom Jesus da Lapa e Irecê.  Os dados coletados pelo Censo Escolar servem de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), entre outros. Os dados também são utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por outros ministérios como Saúde e Esportes e por organismos internacionais como a UNESCO e o UNICEF.  

Comente agora

Abertas as inscrições para a Especialização em Contabilidade Gerencial com ênfase em Controladoria

Educação  Postado por Anacley Souza - 13/06 08:09h
Abertas as inscrições para a Especialização em Contabilidade Gerencial com ênfase em Controladoria

O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas divulga abertura da seleção para o Curso de especialização em Contabilidade Gerencial com Ênfase em Controladoria (Lato Sensu). O curso é voltado aos portadores de Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão de Curso de Ciências Contábeis, Administração, Direito e Economia, e as inscrições estão disponíveis, on-line, no período de 10/06/2017 a 10/07/2017, pelo site  www.csa.uefs.br .Mais informações pelo telefone: 75-3161-8049 das 16h às 23h.

Comente agora

MEC aplicará pela primeira vez videoprovas em libras no Enem

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/06 20:45h
MEC aplicará pela primeira vez videoprovas em libras no Enem

O Ministério da Educação (MEC) aplicará, pela primeira vez, videoprovas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Para esta edição, foram solicitadas 1.897 utilizações dessa opção de acessibilidade. O recurso foi o mais selecionado entre os participantes surdos ou com deficiência auditiva.  Outras opções de acessibilidade do Enem eram o Tradutor-Intérprete de Libras, que teve 1.489 solicitações, e o recurso de Leitura Labial, escolhido por mil pessoas. Cerca de 52 mil participantes solicitaram Atendimento Especializado para o Enem. Desses, 4.957 são deficientes auditivos e 2.184 são surdos.  A videoprova foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com professores, pesquisadores e especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), entre outros. As universidades federais de Santa Catarina e Santa Maria já têm usado o recurso.

Comente agora

Prazo para renovação de contratos do Fies termina sexta-feira

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/06 19:34h
Prazo para renovação de contratos do Fies termina sexta-feira

O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) acaba na próxima sexta-feira (16). Inicialmente, a renovação terminaria no dia 31 de maio, mas foi prorrogada para garantir que os alunos concluíssem o processo. Naquela ocasião, cerca de 82% dos estudantes havia renovado os contratos de financiamento.  Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).  No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato – como mudança de fiador, por exemplo –, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.  Além de renovar os contratos vigentes, também será possível, até essa data, fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino, bem como solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento.

Comente agora

Bahia tem 21 faculdades entre as piores do Brasil, diz MEC; veja quais

Educação  Postado por Willyam Reis - 12/06 16:22h
Bahia tem 21 faculdades entre as piores do Brasil, diz MEC; veja quais

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana uma lista de faculdades que receberam avaliações insatisfatórias no Índice Geral de Cursos (IGC). Vinte e uma faculdades baianas apareceram no ranking. No total, foram 313 faculdades com parecer inepto no país. O IGC mede a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior do país e é calculado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Índice é avaliado entre 1 e 5 e quem recebe as notas 1 e 2 são classificados com um mau desempenho, passível de punição, como a proibição de novos vestibulares.

Comente agora

Resultado do ProUni já está diponível na internet

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/06 12:52h
Resultado do ProUni já está diponível na internet

O resultado da edição do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível na internet. O prazo para se candidatar a uma bolsa do programa terminou na sexta-feira (9) e, até as 12 h daquele dia, o sistema registrou mais de 370 mil estudantes inscritos e mais de 720 mil inscrições. O estudante pode selecionar até duas opções de curso, entre as 27.237 disponíveis.  Neste processo seletivo, o ProUni oferta 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país. O número de bolsas oferecidas é 17% maior do que na segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.  O estudante tem até o dia 19 de junho para procurar a instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado a fim de comprovar as informações prestadas na inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.

Comente agora

Professor fica menos em escola mais pobre

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/06 08:57h
Professor fica menos em escola mais pobre

As escolas com alunos mais pobres do País têm mais rotatividade no quadro de professores, menos alunos interessados nas vagas existentes e diretores menos experientes, com menor salário em relação a outros colégios. É o que aponta um estudo inédito produzido pela Fundação Lemann, com base em respostas dadas pelos diretores aos questionários da Prova Brasil de 2015, avaliação nacional mais recente que mede o desempenho dos colégios brasileiros.  Em 80% das escolas de nível socioeconômico (NSE) muito baixo sobram vagas de alunos depois do processo de matrícula. Do lado oposto, nas de NSE muito alto, só 13% têm sobra de vagas, segundo os diretores.  O NSE é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), com base nas informações fornecidas pelos estudantes em questionários.

Comente agora

Selecionados na segunda edição do Sisu têm até amanhã para se matricular

Educação  Postado por Anacley Souza - 12/06 07:49h
Selecionados na segunda edição do Sisu têm até amanhã para se matricular

Os candidatos aprovados na segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até amanhã (13) para fazer a matrícula nas instituições de ensino. O prazo começou na última sexta-feira (9). A lista dos aprovados está disponível no site do programa.  O candidato selecionado pelo Sisu deve procurar a instituição de ensino em que foi aprovado para verificar o local, horário e procedimentos para a matrícula. O Sisu terá uma única chamada, mas caso não tenha sido selecionado, o estudante pode se inscrever para participar da lista de espera.  A inscrição para a lista de espera está disponível até 19 de junho e a convocação será feita pelas instituições a partir do próximo dia 26. Já os estudantes que queiram fazer transferência de curso precisam buscar informações diretamente nas universidades, uma vez que a regulamentação para esse tipo de procedimento é feita pelas próprias instituições.  

Comente agora

MEC divulga amanhã resultado do ProUni do segundo semestre

Educação  Postado por Willyam Reis - 11/06 15:10h
MEC divulga amanhã resultado do ProUni do segundo semestre

O Ministério da Educação divulgará amanhã (12) o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017. Estão sendo oferecidas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior. O resultado estará disponível na página do programa na internet. Até o dia 19 de junho, os estudantes pré-selecionados deverão procurar as instituições de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações levará, automaticamente, à reprovação do candidato. Podem concorrer às bolsas do ProUni estudantes brasileiros da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares, que não tenham diploma de curso superior. É preciso ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e não ter tirado zero na redação.

Comente agora

Educadores de 150 instituições participam de capacitação para educação infantil

Educação  Postado por Willyam Reis - 10/06 14:04h
Educadores de 150 instituições participam de capacitação para educação infantil

Mais de 300 professores participaram de capacitação pelo Programa Mais Infância, na manhã deste sábado (10), em Salvador. Os educadores representaram cerca de 150 instituições de ensino no 4º Encontro de Formação Pedagógica dos Professores de Creches Comunitárias. A meta é capacitar 400 professores da educação infantil até o final do ano. "As instituições, na sua maioria, não são necessariamente conveniadas a órgãos públicos. São genuinamente das comunidades. Elas precisam ter essa formação porque nem sempre têm a oportunidade de aperfeiçoamento pedagógico, por não ter nenhum desses vínculos. As unidades vivem com poucos recursos, que nem sempre sobram para esse tipo de investimento. O que as Voluntárias está fazendo é dar essa qualificação pedagógica para as creches comunitárias", explicou Manoel Calazans, diretor do Centro de Formação para o Trabalho das Voluntárias Sociais, organizadora do encontro.

Comente agora

SAJ: Alunos de Ciências Contábeis realizam apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso na Facemp

Educação  Postado por Willyam Reis - 10/06 11:54h
SAJ: Alunos de Ciências Contábeis realizam apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso na Facemp

Alunos do 8º semestre de Ciências Contábeis da Facemp (Faculdade de Ciências Empresariais) apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na noite desta última sexta feira (9). Uma pré banca avaliou a atividade de todos para afinarem os detalhes e ganharem confiança para a banca final dos artigos científicos. Confira as fotos:

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com