Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

Egressos da FAMAM são destaques na aprovação de Programas de Mestrado

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/01 18:03h
Egressos da FAMAM são destaques na aprovação de Programas de Mestrado

Mais uma vez os egressos da Faculdade Maria Milza são destaques na aprovação do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.

·Manuel Nonato Borges Neto – Egresso do curso de Nutrição

·Fernando Francisco Chagas dos Santos – Egresso do curso de Odontologia 

O ensino, a pesquisa e a extensão andam de mãos dadas no que tange ao fomento dessa tríade para que estudantes e egressos da FAMAM possam galgar degraus sempre mais altos.

Comente agora

Secretaria da Educação do Estado divulga lista de selecionados para cursos da Educação Profissional

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/01 12:35h
Secretaria da Educação do Estado divulga  lista de selecionados para cursos da Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quarta-feira (23), a lista dos selecionados para os cursos técnicos de nível médio na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio (PROSUB). A lista com os selecionados pode ser consultada pelo Portal da Educação, no link. Foram ofertadas dez mil vagas para cursos técnicos nos Centros Estaduais, Territoriais e unidades compartilhadas da rede estadual, em 82 municípios da Bahia, envolvendo todos os 27 Territórios de Identidade. Para a matrícula, os candidatos precisam comparecer na unidade escolar para a qual se inscreveu e foi contemplado, no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, e apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, Histórico Escolar e comprovante de residência atualizado. Como as vagas foram distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou com base no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante também deverá levar, no ato da matrícula, a comprovação das notas de Português e Matemática no ENEM, conforme declarado no ato da inscrição. As vagas são para 42 cursos, entre os quais estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal,  Edificações, Informática,  Eletromecânica, Paisagismo, Dança,  Recursos Humanos e  Guia de Turismo. O início do período letivo será no dia 11 de fevereiro.     

Comente agora

UFRB abre inscrições para 41 vagas para estudantes indígenas ou quilombolas em S. A. de Jesus e outras cidades do interior

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/01 10:54h
UFRB abre inscrições para 41 vagas para estudantes indígenas ou quilombolas em S. A. de Jesus e outras cidades do interior

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrição para o processo seletivo de preenchimento de vagas para estudantes indígenas aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos, nos cursos de graduação da instituição, para ingresso no semestre letivo 2019.1. São oferecidas quarenta e uma vagas em 29 cursos de graduação da UFRB, distribuídos nos Campi de Cruz das Almas, Cachoeira, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Santo Amaro. A inscrição dos interessados é gratuita e realizada, exclusivamente, no site https://ufrb.edu.br/portal/prosel, no período de 25 de janeiro até a 14 de fevereiro.

Os requisitos para participar do processo seletivo especial requerem que o candidato seja indígena aldeado ou morador das comunidades remanescentes de quilombos.  As comunidades remanescentes de quilombos são apenas aquelas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, de acordo com o que prevê o Decreto 4887/03. O candidato deve ter cursado integralmente o Ensino Médio em instituição pública de ensino e realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2018.

Comente agora

Ifba oferece 1.440 vagas de cursos superiores pelo Sisu para Valença, Santo Amaro e outras cidades da Bahia

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/01 23:12h
Ifba oferece 1.440 vagas de cursos superiores pelo Sisu para Valença, Santo Amaro e outras cidades da Bahia

Os estudantes que desejam ingressar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) podem aproveitar uma das 1.440 vagas de cursos superiores ofertadas pela instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para 2019.1. As inscrições começaram nesta terça-feira, 22, e seguem até sexta, 25.

Ao todo, são 38 cursos em diversas áreas do conhecimento, distribuídos nas cidades de Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista.

>> Acesse aqui a lista completa de cursos

As opções incluem cursos nas áreas de engenharia e arquitetura e urbanismo, além dos tecnológicos. Entre as novidades, está a graduação em Jogos Digitais, que tem 50 vagas para Lauro de Freitas. Durante as aulas, os alunos aprendem a criar, projetar e gerenciar projetos, roteiros, cenários e personagens, assim como emitir pareceres técnicos na sua área de formação.

Comente agora

Site do Sisu fica instável e estudantes reclamam nas redes sociais

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 22/01 23:08h
Site do Sisu fica instável e estudantes reclamam nas redes sociais

Foto: arquivo/Agência Brasil

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas nesta terça-feira (22/1) – e vão até sexta (25/1) – para os candidatos que desejam disputar vaga em universidades públicas. Contudo, o site apresentou-se instável durante o dia, o que gerou reclamações e até memes no Twitter, tornando o assunto #Sisu2019 um dos mais citados no Brasil (mais de 33 mil tweets).

Nota de corte: Ao contrário do informado na própria página e também das edições anteriores, as notas de corte de cada curso já foram divulgadas. Geralmente, isso é divulgado apenas no segundo dia de inscrição, após meia-noite. As notas de corte podem ser acessadas na parte pública do site, basta fazer uma busca pelo curso desejado. Estão disponíveis as notas para cada uma das modalidades de inscrição, ampla concorrência e ações afirmativas.

Comente agora

Mulheres são 76% das notas 1000 na redação do Enem

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 22/01 17:00h
Mulheres são 76% das notas 1000 na redação do Enem

Foto: Mariana Leal/MEC

Dos 55 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 que atingiram a nota 1000 na redação, 42 são do sexo feminino e 13, do sexo masculino. Elas representam 72%. No Distrito Federal, no Pará, no Rio Grande do Norte, no Ceará e em Sergipe, por exemplo, somente mulheres atingiram nota 1000 na redação.  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixiera (Inep) divulgou um levantamento inédito com a origem, o sexo e a idade dos 55 participantes que alcançaram a nota máxima na dissertação. Do total dos candidatos, 33 são da região Sudeste, sendo 14 de Minas Gerais e 14 do Rio de Janeiro. Há ainda quatro de São Paulo, das cidades de Cotia, Franca, Pederneiras e Rio Claro. A região Nordeste tem 14 dos melhores textos, com representantes das cidades de Fortaleza (CE), Santa Quitéria (CE), Imperatriz (MA), Guarariba (PB), Teresina (PI), Natal (RN), Ipanguaçu (RN) e Aracaju (SE). 

Comente agora

Sisu 2019 abre inscrições; veja cronograma e como proceder

Educação  Postado por Willyam Reis - 22/01 08:56h
Sisu 2019 abre inscrições; veja cronograma e como proceder

Foto: DR

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira, 22, e vão até as 23h59 da sexta-feira, 25. Para a edição do primeiro semestre de 2019, serão ofertadas 235.476 vagas em 129 instituições de ensino superior de todo o País, segundo o Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo, aplicado desde 2010, é o mecanismo utilizado por universidades públicas para oferecer vagas a estudantes que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Além de ter feito a edição de 2018 do exame, os candidatos precisam ter alcançado nota superior a zero na prova de Redação. O resultado do Enem foi divulgado na última sexta-feira, 18. Às 8 horas desta segunda-feira, 21, o número de acessos na Página do Participante superou 3 milhões, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e para a inscrição em universidades de Portugal. Os interessados em participar do Sisu 2019 devem se inscrever pelo site do programa e podem escolher até duas opções de curso. É permitido alterar a escolha durante o período de inscrições. A ordem de preferência de instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência deve ser especificada.

Comente agora

Uneb divulga resultado do vestibular 2019

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 21/01 17:35h
Uneb divulga resultado do vestibular 2019

Foto: Cindi Rios/Ascom Uneb

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) divulgou, na tarde desta segunda-feira (21), o resultado do vestibular 2019. A lista dos candidatos aprovados está disponível no site do processo seletivo. O edital de matrícula e demais informações para as próximas etapas do candidatos aprovados também pode ser consultado no site do vestibular 2019. Foram oferecidas 4.074 vagas, distribuídas em cursos de graduação presencial disponíveis nos campi de Salvador e outras 24 cidades baianas. As provas foram realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro. No último dia do exame, a abstenção foi de 16,17%. No primeiro dia, a porcentagem de faltas foi de 14,78%. Segundo informações divulgadas pela instituição, dos 38.852 mil estudantes inscritos, 6.282 mil não compareceram para o exame no segundo dia de provas. Contudo, conforme a universidade, neste ano foi registrado o menor número de ausentes dos últimos anos. O certame ocorreu sem intercorrências graves. No primeiro dia, foram relizadas provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h de exame. No segundo dia, foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os candidatos tiveram 4h para concluir as provas e também só puderam deixar os locais após 2h do início. Os gabaritos dos dois dias de prova foram divulgados no dia 5 de dezembro.

Concorrência:  

Comente agora

Primeiro dia do vestibular 2019 da Uesb tem candidato eliminado por uso de celular e abstenção de 15,6%

Educação  Postado por Aline Souza - 20/01 17:17h
Primeiro dia do vestibular 2019 da Uesb tem candidato eliminado por uso de celular e abstenção de 15,6%

 Foto: Divulgação/Uesb

O primeiro dia de provas do vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) 2019, neste domingo (20), teve abstenção de 15,6% dos candidatos, entre os três campi. Além disso, um candidato eliminado por conta do uso do celular durante a avaliação. A Uesb não detalhou o nome da pessoa que foi eliminada da prova. O segundo dia das avaliações é na segunda-feira (21).

Comente agora

UESB realiza Vestibular 2019 neste domingo e segunda

Educação  Postado por Aline Souza - 20/01 10:25h
UESB realiza Vestibular 2019 neste domingo e segunda

Foto : Divulgação / Uesb

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realiza amanhã (20) e na próxima segunda-feira (21) o seu Vestibular 2019. Os portões dos locais de provas serão fechados às 7h50, e a duração máxima será de quatro horas. Para realizar as provas, os participantes precisam levar um documento de identificação com foto e canetas de tinta azul ou preta, fabricadas em material transparente. Lápis preto serão aceitos para rascunho. As provas serão aplicadas nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. No primeiro dia, vão ser apllcadas 40 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática, além da redação. Já no segundo dia, serão 45 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. (Metro 1)

Comente agora

Leia uma das 55 redações que alcançaram nota máxima na redação do Enem

Educação  Postado por Aline Souza - 19/01 11:20h
Leia uma das 55 redações que alcançaram nota máxima na redação do Enem

Foto: DR

No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2018, 112.559 participantes (equivalente a 2,3%) zeraram a redação. Apenas 55 candidatos dos 4,1 milhão de concorrentes conseguiram a nota máxima. Segundo o Inep, órgão responsável pela prova, os principais motivos seriam redações entregues em branco (1,12%), fuga do tema (0,77%) e cópia do texto que servia de contexto (0,36%). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (18), na página oficial do instituto. As notas individuais podem ser acessadas através da Página do Participante. Para fazer a consulta, o candidato deve fornecer CPF e senha. 

Comente agora

Bolsonaro escolherá reitor da UFRB em 2019; estudantes terão menor poder na indicação

Educação  Postado por Aline Souza - 19/01 08:23h
Bolsonaro escolherá reitor da UFRB em 2019; estudantes terão menor poder na indicação

 Foto: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Com um discurso que prega mudanças radicais nas universidades do país, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) poderá escolher o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e de mais outras 10 instituições. As indicações serão as primeiras feitas após a edição de um documento nos últimos dias da gestão Michel Temer (MDB) que reduziu o poder dos estudantes e funcionários nas eleições internas. Trata-se de uma nota técnica do Ministério da Educação (MEC) assinada no dia 13 de dezembro de 2018, durante o processo de transição. 

Comente agora

MEC apoiará uso do Exército para administrar escolas municipais, diz ministro

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/01 22:15h
MEC apoiará uso do Exército para administrar escolas municipais, diz ministro

Foto : Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou ontem (17) que a sua pasta apoiará prefeituras interessadas em militarizar a administração de escolas municipais, que ficariam a cargo de PMs ou do Exército. Em entrevista à Folha, Vélez disse que a experiência tem sido bem-sucedida em Goiás, onde cerca de 50 escolas estaduais são administradas pela Polícia Militar, que implantou uma disciplina semelhante à de quartéis e uniformes militares. "As pessoas, as crianças gostam disso, se sentem confortáveis”, afirma o ministro. "Na medida em que as escolas municipais pedirem auxílio, as polícias ou as Forças Armadas da respectiva localidade respondem, e o Ministério dá apoio”, conclui. Vélez ainda afirma que, em regiões mais pobres, esse modelo pode ser implantado por meio do Exército, já que "não têm capacidade de deslocar a polícia".  Questionado se o assunto já havia sido discutido com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro respondeu: “Menos Brasília, mais Brasil. Atender o cidadão do estado e do município. Na medida em que houver pedido, a gente atende.” (Metro1)

Comente agora

Simulador de notas ajuda estudantes a selecionar cursos no Sisu

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/01 19:38h
Simulador de notas ajuda estudantes a selecionar cursos no Sisu

Foto: USP Imagens

Estudantes que pretendem ingressar em uma universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem usar um simulador de notas para ver onde teriam sido aprovados em edições anteriores do processo. O sistema está disponível no site do Sisu, em que o candidato pode inserir as notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação, de qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenha participado. Em seguida, deve marcar a alternativa "ampla concorrência" ou "lei de cotas" e, se desejar, usa os filtros disponíveis. Com essas informações, o simulador faz um comparativo com todas as edições do Sisu, desde 2010 (primeiro semestre) até 2018 (segundo semestre), mostrando a menor nota que ingressou em determinada graduação, por universidade e edição do programa.   De acordo com o Ministério da Educação, responsável pelo desenvolvimento do simulador, a intenção é mantê-lo atualizado e disponível para acesso durante todo o ano. Dessa forma, os estudantes terão uma noção melhor do que precisam melhorar no Enem para obter uma vaga no curso de graduação desejado. 

Comente agora

Ministério da Educação está à disposição para alfabetizar crianças venezuelanas, diz ministro

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 18/01 19:18h
Ministério da Educação está à disposição para alfabetizar crianças venezuelanas, diz ministro

Fonte: Ministério da Educação 

Em visita oficial à Boa Vista, Roraima, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez afirmou nessa quinta-feira (17) que o Ministério da Educação está à disposição do governo estadual para auxiliar no processo de alfabetização de crianças em idade escolar, vindas da Venezuela.   Veléz Rodríguez compõe a comitiva interministerial que foi ao estado acompanhar a Força-Tarefa Logística Humanitária Operação Acolhida. O objetivo é entender como funciona o processo da chegada dos imigrantes ao Brasil e verificar os serviços que podem ser levados ou melhorados para essas pessoas  “Estamos dispostos, aqui, a prestar toda a assistência para essas crianças que precisam, sobretudo, de novos métodos de alfabetização. Temos no MEC uma Secretaria de Alfabetização, que vamos colocar à disposição para projetos específicos voltados a crianças que estão sendo alfabetizadas em espanhol, português e em língua nativa”, explicou o ministro.  A Operação Acolhida foi lançada pelo governo federal em março de 2018 para atuar na crise humanitária causada pela onda migratória da Venezuela. Os trabalhos são realizados de forma conjunta por órgãos federais, estadual e municipais. Ao chegarem ao Brasil, os refugiados são recepcionados com medidas assistenciais, como distribuição de alimentos, melhoras nas condições dos abrigos e apoio de saúde. De acordo com o Ministério da Defesa, o número de refugiados que chegam ao País continua entre 500 e 700 por dia. (Fonte: Ministério da Educação)

Comente agora

Enem 2018: número de redações nota mil volta a crescer, e cai o número de notas zero

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 12:40h
Enem 2018: número de redações nota mil volta a crescer, e cai o número de notas zero

Apenas 55 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, de acordo com anúncio feito nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). No total, o Inep diz que corrigiu 4.122.423 provas de redação na aplicação regular do Enem, que aconteceu nos dias 4 e 11 de novembro. Os dados, portanto, não incluem as provas do Enem PPL, aplicado para pessoas privadas de liberdade.

Comente agora

Cruz das Almas: Abertas inscrições para seleção de professor substituto da UFRB

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 11:58h
Cruz das Almas: Abertas inscrições para seleção de professor substituto da UFRB

Foram abertas na quinta-feira (17) as inscrições para o processo seletivo que visa contratar professor substituto do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus Cruz das Almas. Ao todo, são disponibilizadas três vagas, distribuídas nas áreas de Sistemas Elétricos e Computacionais e Engenharia Civil. As inscrições seguem até o dia 30 de janeiro, de forma presencial. Os interessados devem comparecer na Coordenação de Gestão Acadêmica do CETEC, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, munidos de: 

Ficha de Inscrição, disponível no endereço www.ufrb.edu.br/concursos, impressa, preenchida e assinada;
Cópia do diploma da graduação e do diploma de maior titulação;
Comprovanete de pagamento da taxa de inscrição;

Comente agora

IFBA SAJ abre vagas gratuitas para cursos de Auxiliar Administrativo e Produção de Roteiro e Vídeo

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 18/01 11:53h
IFBA SAJ abre vagas gratuitas para cursos de Auxiliar Administrativo e Produção de Roteiro e Vídeo

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Santo Antônio de Jesus oferece à comunidade em geral 25 vagas gratuitas para o Curso de Produção de Roteiro e Vídeo para Curta-Metragem e 30 vagas gratuitas para o Curso de Auxiliar Administrativo. Para participar é necessário possuir ensino fundamental II completo e disponibilidade de tempo para atender às exigências do curso. No caso do curso de Auxiliar Administrativo, também é necessário ser maior ou igual a 18 anos. Os interessados deverão ler o edital e preencher o formulário próprio disponível no link abaixo. Caso o número de candidatos seja superior à quantidade de vagas oferecidas, a seleção será feita por sorteio eletrônico.

Comente agora

Resultado do Enem 2018 é divulgado; veja como consultar a nota

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/01 07:53h
Resultado do Enem 2018 é divulgado; veja como consultar a nota

Foto:  © Valter Campanato/Agência Brasil

Mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado já podem ter acesso às notas das provas. O resultado será divulgado na internet, na Página do Participante, e no aplicativo oficial do Enem. Os participantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

Comente agora

Uefs divulga lista de convocação em terceira chamada para Centro de Educação Básica; confira nomes

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/01 20:38h
Uefs divulga lista de convocação em terceira chamada para Centro de Educação Básica; confira nomes

Uefs — Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou, nesta quinta-feira (17), a lista de convocação em terceira chamada para o preenchimento das vagas destinadas a alunos novos do Centro de Educação Básica (CEB), para o ano letivo de 2019. A lista completa, com detalhamento de categorias, nomes e inscrições está disponível no site da universidade. No total, são 36 vagas. A matrícula dos estudantes contemplados deve ser feita na próxima terça-feira (22), de 8h às 11h, ou das 14h às 17h, no prédio do CEB na Uefs. (G1/Ba)

Comente agora

Enem é porta de entrada para o ensino superior

Educação  Postado por Fernanda Pinheiro - 17/01 18:15h
Enem é porta de entrada para o ensino superior

 Foto: Arquivo/Agência Brasil

A partir de sexta-feira (18), os 4,1 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro do ano passado terão acesso ao resultado final da prova. A nota pode ser usada para conquistar uma vaga no ensino superior ou técnico em instituições nacionais e até internacionais. Saiba como você pode utilizar o seu desempenho para garantir uma dessas oportunidades.

1. Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Quando as notas forem liberadas, os estudantes poderão se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para indicar até dois cursos de graduação em universidades públicas aos quais pretendem concorrer. Os inscritos são classificados para as vagas conforme o desempenho no Exame. Quem não for selecionado em uma das 68 instituições que aderiram ao Enem como forma de seleção pode confirmar o interesse em permanecer na fila de espera.

Comente agora

Inep orienta estudante a recuperar a senha do Enem com antecedência

Educação  Postado por Aline Souza - 17/01 17:23h
Inep orienta estudante a recuperar a senha do Enem com antecedência

Foto: Unsplash

Amanhã (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para evitar contratempos e garantir o acesso às notas assim que forem liberadas, a autarquia orienta que os participantes que não se lembram da senha cadastrada façam o processo de recuperação com antecedência. Basta acessar a Página do Participante do Enem e clicar no campo Esqueci minha senha.

Comente agora

Resultado do Enem 2018 será divulgado nesta sexta-feira

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 17/01 13:24h
Resultado do Enem 2018 será divulgado nesta sexta-feira

Os candidatos que fizeram o Enem 2018 vão poder consultar suas notas a partir desta sexta-feira (18). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o horário de liberação será divulgado no dia por meio de um card nas rede sociais da instituição. Os participantes que realizaram o exame como treineiros só terão acesso aos seus resultados no dia 18 de março. O "espelho da redação", que são as cópias digitalizadas dos textos e as justificativas para as notas, também será liberado 18 de março, informa o Inep. 

Como consultar o resultado: Para acessar a nota, os candidatos devem acessar a Página do Participante, incluir o CPF e a senha cadastrada. A nota do Enem 2018 só pode ser consultada individualmente. 

Sisu: Com a nota do Enem 2018, os candidatos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. O prazo começa na próxima terça (22) e encerra na sexta-feira (25). A inscrição é feita pelo site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

Comente agora

Associação de Ex-Alunos da UNEB inscreve para pré-vestibular social até dia 2 de fevereiro

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 16:32h
Associação de Ex-Alunos da UNEB inscreve para  pré-vestibular social até dia 2 de fevereiro

A Associação dos Ex-Alunos da UNEB (Unex) está com inscrições abertas, até 2 de fevereiro, para as novas turmas do Pré-vestibular Social Zeferina. São ofertadas 160 vagas para turmas regulares, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino ou vespertino. A iniciativa é voltada para estudantes de baixa renda que desejam se preparar para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

Os interessados devem comparecer à sede da Unex, no Campus I da UNEB, em Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência, histórico ou atestado de conclusão do ensino médio e duas fotos 3×4. 

Comente agora

Estado abre inscrições para 10 mil vagas da Educação Profissional para Amargosa, S. A. de Jesus e outras cidades da Bahia

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/01 16:11h
Estado abre inscrições para 10 mil vagas da Educação Profissional para Amargosa, S. A. de Jesus e outras cidades da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado abriu, nesta quarta-feira (16), as inscrições do processo seletivo para 10 mil vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas, na capital e em mais 82 municípios da Bahia. As inscrições deverão ser feitas até o dia 21 de janeiro, exclusivamente, pelo Portal da Educação. As vagas para 42 cursos técnicos de nível médio são direcionadas para quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal, ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista.

Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios,  Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha,  Alimentos,  Saúde  Bucal,  Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança,  Recursos Humanos e  técnico Guia de Turismo. Como se inscrever – No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, o curso e po turno.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com