As comentadas


Boa noite , Quinta-feira, 02/07/2015








Enquete



Reflita

Blog

Educação

01
Jul
Projeto de Lei quer proibir uso de aparelhos eletrônicos nas salas de aula da Bahia
Postado por: Samile Macedo / 16:47h

Foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia o projeto de lei 21.323/2015, que quer proibir o uso de aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos (tablet, notebook e câmera fotográfica) nas escolas de ensino fundamental e médio do Estado. Na justificativa do projeto de sua autoria, o Deputado Sidelvan Nóbrega afirma que a utilização dos equipamentos eletrônicos em sala de aula para fins não pedagógicos atrapalha o desenvolvimento intelectual do aluno e interfere no andamento das aulas. Se aprovado, o projeto servirá como amparo legal para que professores possam exigir dos alunos que desliguem ou não usem celulares e outros equipamentos eletrônicos. “A utilização de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos desvia a atenção dos alunos, que acessam a todo momento conteúdos diferentes do assunto pedagógico”, destaca o parlamentar. No documento, o autor da proposta afirma que projetos semelhantes já foram aprovados em outros estados, a exemplo do Paraná e Pernambuco. (Aratu)

Comente agora
01
Jul
Professores estaduais insatisfeitos com o sindicato fazem protesto no 2 de julho
Postado por: Samile Macedo / 16:19h

Nas comemorações do feriado de Dois de Julho, boa parte dos professores da rede estadual organiza uma manifestação durante os cortejos. O motivo do protesto é a insatisfação dos educadores com o sindicato dos trabalhadores da educação (APLB-BA) que os representa. Os professores alegam que há mais representatividade do sindicato no município de Salvador, deixando o estado sem atenção. Os educadores queixam ainda, da falta de assembleia para discutir as reivindicações existentes. O ato organizado por professores insatisfeitos com a direção da APLB Sindicato será em Salvador com concentração às 7h no posto de gasolina BR da Lapinha. (Metro1)

Comente agora
01
Jul
Universidades privadas contestam prioridade do Fies para Norte e Nordeste
Postado por: Samile Macedo / 15:25h

A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) afirmou nesta quarta-feira (1º) que entrará na Justiça para contestar os critérios adotados na priorização de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a Folha de S. Paulo, o Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram apontados pelo ministro da Educação, Renato Janine, como prioritários na distribuição dos 61,5 mil novos financiamentos. "O aluno pobre do Sudeste precisa do financiamento tanto quanto o do Nordeste", criticou o presidente da Fenep, Amabile Pacios. "Parece mais uma forma de atender à base eleitoral da [presidente] Dilma", completou. As regiões representaram os melhores resultados da presidente nas eleições de 2014. Segundo o ministério os critérios foram "amplamente debatidos e pactuados com as entidades representativas das instituições de ensino" e visão que "as regiões que têm um certo atraso em relação ao Sul e Sudeste possam se aproximar do patamar deles". Para a Fenep, contudo, a mudança traz discriminação aos alunos também em dificuldade nos outros locais.(BN)

Comente agora
30
Jun
TRT suspende julgamento de greve dos professores de Itabuna
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:56h

Foi suspensa a sessão do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), em Salvador, que julgava a legalidade da greve e definiria o percentual de reajuste salarial dos professores de Itabuna. Quatro dos cinco desembargadores pediram vistas, após o procurador-geral, Harrison Leite, argumentar quanto ao impacto econômico-financeiro nas contas do município e alegou queda nas contas. Segundo o blog do Pimenta, a relatora do dissídio, desembargadora Lea Reis Nunes de Albuquerque, votou pela legalidade da greve e linearidade do reajuste. Com a argumentação do procurador, os demais desembargadores pediram vistas. Ainda segundo o procurador, o município concedeu 10% em 2013 e 8% em 2014 aos professores dos níveis II e III, garantindo ganhos reais. A relatora do dissídio também estipulou que o município deve estabelecer calendário quando do retorno da greve. A paralisação na rede começou em 21 de maio. Os professores cobram reajuste de 13,01% para os níveis II e III. O município alega não ter condições de conceder além dos 8% de reajuste, sob pena de atrasar salários. (Blog Pimenta)

Comente agora
30
Jun
Escola de idiomas Wizard é inaugurada em Santo Antonio de Jesus; veja as fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:34h

Aprender um idioma nos dias de hoje é uma necessidade e um diferencial importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por entender a importância da segunda língua para uma comunicação eficiente, a Escola de Idiomas Wizard inaugurou uma sede em Santo Antonio de Jesus. A Wizard possui unidades no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão, Paraguai e Costa Rica. A Wizard oferece cursos em oito idiomas (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Português para estrangeiros, Japonês e Chinês), e é pioneira no ensino de inglês em Braile. É a primeira também a utilizar a certificação internacional TOEIC como modelo pedagógico. Desenvolvidas no modelo de franquias, as escolas Wizard representam uma excelente oportunidade para aqueles que querem investir em um novo negócio.

As matriculas encontram-se abertas no horário das 08 às 20h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 3632 4700.

Endereço: Rua Santo Antonio - Centro de Santo Antonio de Jesus (Ao lado do Tabelionato de Notas)

Comente agora
30
Jun
MEC adia para 20 de julho prazo para renovação de contratos do Fies
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:38h

A presidente substituta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Jaana Flávia Fernandes Nogueira, criou uma portaria que oficializa a prorrogação do prazo de renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o dia 20 de julho. O prazo terminaria nesta terça-feira (30). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, desta terça. De acordo com a portaria, além do aditamento de contrato, os estudantes que já têm contrato do Fies têm até 20 de julho para solicitar a transferência integral do curso ou da instituição de ensino, para solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento – referente ao primeiro semestre de 2015 –, e para solicitar o aditamento da suspensão temporária do financiamento referente ao segundo semestre de 2013 e aos primeiro e segundo semestres de 2014. Fies no segundo semestre. Na sexta-feira (26), o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que a segunda edição de 2015 do Fies terá reajuste nos juros para 6,5% ao ano e abrirá 61,5 mil novoc contratos. Segundo o ministro, as mudanças só valerão para os próximos contratos. "Os juros e todas novas regras se aplicam somente aos contratos novos. Você não pode mudar um contrato por vontade unilateral. O governo firmou um contrato com milhões de estudantes com determinadas regras e essas regras serão mantidas e respeitadas", disse o ministro. O edital com as novas regras deve ser publicado na edição de 3 de julho do "Diário Oficial da União".

Comente agora
30
Jun
Professores da Ufba rejeitam proposta do governo e mantém greve
Postado por: Samile Macedo / 08:00h

Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) rejeitaram a proposta de reajuste feita pelo governo na última semana e decidiram em assembleia nesta segunda-feira (29) manter a greve, que já dura um mês. A assembleia aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura, na Federação, e teve 137 professores, que aprovaram por unanimidade a continuidade da paralisação, segundo o Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia. Na quinta-feira (25), o governo apresentou uma proposta de reajuste de 21,3% dividido em quatro parcelas. A primeira delas, de 5,5%, para 1° de janeiro de 2016; a segunda, de 5%, para 1° de janeiro de 2017; a terceira, de 4, 75%, para 1° de janeiro de 2018 e a quarta, de 4,5%, para 1° de janeiro de 2019. A proposta foi considerada "abaixo expectativa". Uma nova assembleia acontece dia 9 de julho. Outras universidades estaduais também estão com atividades paralisadas. (Correio)

Comente agora
29
Jun
Inscrições para a seleção de professor são prorrogadas até 1º de julho
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:37h

As inscrições para a seleção dos 6.145 professores para atuarem na rede estadual, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), foram prorrogadas para quarta-feira (01/07). Não haverá mudança na data de realização das provas, marcadas para o dia 26 de julho. A entrada dos educadores em sala de aula está prevista para acontecer neste segundo semestre. As inscrições devem ser feitas no site da Consultec, até às 17h do dia 01 de julho. Do total de 6.145 vagas para esta seleção Reda, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Das vagas disponíveis, 30% são reservadas a candidatos negros e 5% a pessoas com deficiência. O diferencial deste processo é a seleção por área do conhecimento. Para a capital e Região Metropolitana de Salvador, é exigida formação em nível superior em licenciatura plena. Para o interior do Estado, podem participar, também, profissionais de nível superior com bacharelado, visando assegurar o atendimento às escolas estaduais em municípios onde faltam professores com licenciatura plena para determinadas áreas do conhecimento. 

Comente agora
29
Jun
Governo Federal abre vaga para fiscal do Enem
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:03h

O Ministério da Educação (MEC) vai selecionar de 20 mil a 25 mil servidores do Poder Executivo federal, em todo o país, para fiscalizar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 24 e 25 de outubro. O edital foi publicado nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial da União. Os profissionais selecionados vão cumprir uma carga horária de oito ou 12 horas por dia e receberão R$ 39,15 por hora de atuação. Ou seja, os que trabalharem por oito horas terão R$ 313,20, e aqueles com jornada de 12 horas ganharão R$ 469,80 por dia. O valor será depositado na conta bancária informada pelo funcionário público.De acordo com o edital, as inscrições devem ser feitas no Sistema da Rede Nacional de Certificadores do Inep, até 15 de julho, no site do órgão. O resultado será divulgado no dia 30 de julho. .Para se inscrever, o servidor precisará atender a alguns requisitos, como ter ensino médio completo. Além disso, somente poderá participar do processo o funcionário do Executivo federal que não estiver de licença ou afastado. Os inativos estarão excluídos.Os interessados em atuar na fiscalização da aplicação das provas também não poderão ter parentes de segundo grau, cônjuges ou companheiros participando do Exame Nacional do Ensino Médio. Não será aceito como colaborador, ainda, o servidor que promove atividades de consultoria e assessoria educacional, eventos, cursos e palestras.

Um comentário
29
Jun
Alunos da Ufba sofrem há um mês com greve de professores e servidores
Postado por: Samile Macedo / 09:58h

Oitenta e oito dias – ou, em outras palavras, menos de três meses. Foi esse o tempo em que o calendário acadêmico da Universidade Federal da Bahia (Ufba) manteve-se regularizado desde a última greve de professores, em 2012. Desde o dia 13 de setembro daquele ano, quando os docentes decidiram voltar à sala de aula, foram necessários 900 dias – dois anos, cinco meses e 20 dias – para que o calendário voltasse ao normal, em 2 de março de 2015. Há um mês, em 28 de maio, faltando pouco do fim do semestre, servidores e professores decidiram parar novamente, por tempo indeterminado. Embora apoiada por boa parte dos estudantes, a mobilização dos docentes deixou muita gente na mão – especialmente aqueles que já têm a graduação atrasada por conta da greve anterior. É o caso da estudante de Direito Manuela Vanesca da Silva, 24 anos, e da colega Laila Magalhães. A formatura delas estava marcada para 29 de janeiro de 2016. Agora, elas e a comissão de formatura se reúnem com a empresa contratada e tentam, junto à própria Ufba, garantir outra data, para cerca de dois meses depois. “Como a greve é também de servidores, acabou nos prejudicando um pouquinho mais, porque a gente também não está conseguindo contato com os servidores da Reitoria para remarcar a solenidade. A gente está tentando para uns dois meses depois, porque se a greve durar isso, a gente consegue fazer a formatura”, disse Manuela. Se não houvesse greve, a turma dela se formaria em novembro deste ano. Agora, não há previsão. 

Comente agora
29
Jun
Novo Assessor Especial da Secadi garante que terá um 'olhar carinhoso' para as demandas da região e Recôncavo Baiano
Postado por: Samile Macedo / 09:53h

O novo Assessor Especial da Secretaria Nacional de Alfabetização, Formação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI) Clóvis Ezequiel, antigo diretor do Núcleo Regional de Educação 21 sediado em Santo Antônio de Jesus já completou alguns dias de função junto à Assessoria da Secadi, a qual possui como Secretário Nacional o ex-reitor da UFRB, professor Paulo Gabriel e explicou que sua experiência está sendo positiva com muitas audiências na Câmara dos Deputados, tratando das questões envolvendo os indígenas bem como no Ministério de Política para as Mulheres, Ministério de Desenvolvimento Agrícola, atendendo os movimentos relativos à Educação especial e do campo, conhecendo as diretorias de modo interno, se inserindo no universo de políticas públicas em curso no Brasil em diversas áreas. Nesse meio, segundo ele as demandas da Bahia chegam à Secadi por meio do regime de colaboração entre Estados e municípios, sendo apresentadas no Plano de Ações Articuladas (Par), onde o Ministério passa a descentralizar recursos a fim de garantir materiais didáticos, formação de professores e equipamentos para atender as populações. “O Professor Paulo Gabriel dialogou comigo sobre a necessidade de um mapeamento a fim de atender melhor os povos. Existe uma caminhada construída por meio do MEC e Governo do Estado da Bahia na tentativa de proporcionar melhorias para garantir a educação também nas comunidades quilombolas e nesse sentido também a UFRB desenvolveu algumas políticas por meio do programa Procampo, que consiste numa licenciatura específica para o campo, além das áreas quilombolas oferecida pela instituição, assim como também existe o Prolind voltado para educadores indígenas e a Bahia já prevê uma seleção específica para esses docentes”, explicou à Rádio Andaiá FM nesta segunda-feira (29).

Projetos para Santo Antônio de Jesus e substituto no NRE21: O assessor disse que o governo é republicano, sendo que todo republicano tem família, portanto, garantiu que terá um ‘olhar carinhoso’ para o Nordeste e Recôncavo Baiano. Acerca de seu substituto no cargo de diretor do Núcleo Regional de Educação, Clóvis informou acreditar que dentro dos próximos dias deve estar sendo providenciado alguém para ocupar sua antiga função através das negociações da sub coordenação da SERIN (Secretaria de Relações Institucionais) a fim de que o novo (a) dirigente possa assumir.

Redação Voz da Bahia - Samile Macedo

2 comentários
29
Jun
Termina prazo para convocado na primeira chamada do ProUni comprovar informação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:38h

Termina nesta segunda-feira (29) o prazo para os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resulta na reprovação do candidato. O resultado da primeira chamada foi divulgado no último dia 22, no site do ProUni. É responsabilidade do estudante verificar nas instituições de educação superior os horários e o local onde deve comparecer. Entre os documentos a serem apresentados estão identificação, comprovantes de residência, de rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar e comprovante de conclusão do ensino médio. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 6 de julho. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das chamadas pode participar da lista de espera a partir do dia 17 de julho. Para isso, é preciso aderir à lista no site do programa. A segunda edição de 2015 do ProUni oferece 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior. Desse total, 68.971 são integrais e 47.033 integrais. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. As bolsas integrais do programa são para os estudantes com renda bruta familiar mensal, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar mensal até três salários mínimos, por pessoa. Pode se inscrever quem fez a prova da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação.

Comente agora
29
Jun
Atraso em plano de educação pode dar multa e até ação por improbidade
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:33h

Secretários municipais e estaduais de Educação que descumprirem os prazos de metas e estratégias de seus planos locais e do Plano Nacional de Educação (PNE) estão sujeitos a multas, processos administrativos ou até ações por improbidade. Especialistas ouvidos pelo G1, porém, explicam que a fiscalização não deve se ater apenas ao mero cumprimento de prazos, mas entender quais são os gestores que estão trabalhando, e os que estão sendo omissos. De acordo com dados do Ministério da Educação, até a noite desta sexta-feira (26), 3.924 dos 5.570 municípios já tinham sancionado seus planos municipais, ou seja pouco mais de 70%. Em 24 horas, quase 200 municípios entraram nessa lista. Já entre os estados, o número se manteve: 11 dos 26 estados já têm a lei sancionada. O Distrito Federal ainda não havia sancionado a lei, segundo o site de acompanhamento dos planos. O MEC tem considerado, porém, que os municípios cumpriram a meta quando já têm o projeto de lei elaborado, mesmo que ele ainda não tenha sido enviado ao Legislativo para a aprovação antes da sanção. Nesta sexta, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro afirmou que cerca de 90% dos 5.570 municípios brasileiros estão nesta situação.

Comente agora
29
Jun
Inscrição para o Sisutec começa hoje
Postado por: Samile Macedo / 08:15h

O Ministério da Educação vai abrir as inscrições para cursos do Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec) nesta segunda-feira (29). As inscrições serão feitas através da Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) 2015 pelo site www.sisutec.mec.gov.brO prazo termina às 23h59 do dia 03 de julho. O edital que regulamenta a seleção foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26). Após problemas com orçamento e corte de vagas, o Sisutec 2015 terá o resultado da primeira chamada divulgado no dia 07 de julho e da segunda chamada no em 14 de julho. O início das aulas ocorre entre os dias 03 e 31 de agosto. O Sisutec reúne vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação. Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral. 

Comente agora
28
Jun
Inscrições para o Sisutec começam nesta segunda
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:48h

Quem quiser concorrer a uma vaga no ensino técnico pode se inscrever a partir desta segunda-feira (29), pela internet, no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). As inscrições serão encerradas sexta-feira, dia 3 de julho. Para se candidatar, é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido nota superior a zero na redação. Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem. O programa é do Ministério da Educação. A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para 7 de julho. A segunda chamada deve sair dia 14 de julho. De acordo com o edital, as aulas serão iniciadas entre 3 e 31 de agosto. Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral. De acordo com a Agência Brasil, ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Durante o período de inscrição serão divulgadas as notas de corte de cada curso e o candidato poderá mudar as opções para as quais se inscreveu inicialmente. No momento da inscrição, o estudante também terá de definir se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência, àquelas destinadas aos estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas. As vagas remanescentes não ocupadas após as chamadas regulares do Sisutec poderão ser preenchidas, mediante inscrição online, por estudantes que concluíram o ensino médio nos últimos três anos, ou seja, entre 2012 e 2014, independentemente da data de emissão do certificado. No caso das vagas remanescentes, não é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem. O período de inscrição é de 20 de julho a 2 de agosto.

Comente agora
28
Jun
Faculdade oferece 17 cursos gratuitos de capacitação em Salvador
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 15:18h

Faculdade tem cursos de férias 0800: A falta de dinheiro não é mais desculpa para  se capacitar. Durante o mês de julho, a Faculdade Mauricio de Nassau irá realizar mais uma Semana Capacita, com diversos cursos gratuitos oferecidos à população. Coletas e exames laboratoriais, primeiros socorros, perfil profissional do século XXI, cálculos trabalhistas e novas técnicas da construção civil são alguns dos 17 cursos gratuitos oferecidos pelo programa nas unidades Patamares e Pituba. O campus das Mercês também vai oferecer outros cursos, mas a grade de ofertas ainda não foi divulgada. Com carga horária de 4 e 8 horas, as qualificações serão ministradas nos turnos matutino e noturno. 

Inscrição: Para se inscrever basta enviar um e-mail paraadalgiza.barbosa@mauriciodenassau.edu.br contendo nome, RG, telefone e o curso desejado. Além disso, o candidato deve levar um pacote de leite em pó. A lista completa com os cursos está disponível em www.mauriciodenassau.edu.br. No dia do curso, o aluno deverá levar a lata de leite em pó que será doada ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA).

Austrália: bolsa de estudo e emprego: Já pensou em estudar ou trabalhar na Austrália sem precisar desembolsar nada por isso? Então, corra! Terminam no dia 30 as inscrições para participar do programa Endeavour, iniciativa do governo australiano. Mais informações em https://endeavour.education.gov.au/endeavour.

Fiocruz seleciona estagiários: A Fiocruz está selecionando estagiários de níveis médio, técnico e superior em diversas áreas do conhecimento. Os postos, cujo número não foi divulgado, são em seis estados, incluindo a Bahia. A bolsa varia de R$ 203 a R$ 520. Inscrições no portal www.ciee.org.br, até 12 de julho.

Comente agora
28
Jun
Selecionados no ProUni tem até amanhã para comprovar informações
Postado por: Samile Macedo / 12:49h

Nesta segunda-feira (29) é o último dia para os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultam na reprovação do candidato. O resultado da primeira chamada foi divulgado no site do ProUni dia 22 de junho.É responsabilidade do estudante verificar com as instituições de educação superior os horários e local onde deve comparecer. Entre os documentos a serem apresentados estão identidade, comprovantes de residência, rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar, além de comprovante conclusão do ensino médio. O resultado da segunda chamada será divulgado dia 6 de julho. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das chamadas, pode participar da lista de espera a partir de 17 de julho. A segunda edição de 2015 do ProUni oferece 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior. Desse total, 68.971 são bolsas integrais e 47.033 parciais. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica e a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. 

Comente agora
27
Jun
Estudantes elogiam maior transparência nas regras do Fies
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:44h

As instituições particulares de ensino e os estudantes elogiaram a maior transparência na divulgação das novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mesmo tornando o acesso ao financiamento estudantil mais rigoroso. A oferta de vagas no segundo semestre era incerta até o início do mês. "Recebemos a notícia com bastante entusiasmo, pois é necessário que o governo se mobilize e ofereça oportunidade para os estudantes terem acesso ao ensino superior. Tem restrição, mas faz parte da política pública", diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, Sólon Caldas. A entidade representa mais de 800 mantenedoras e instituições de ensino superior. As novas regras incluem juros maiores e menor limite de renda para contratrar o financiamento. Os juros dos novos financiamentos serão reajustados para 6,5% ano. Atualmente, a taxa de juros é 3,4%. A oferta de vagas vai priorizar os cursos com conceitos 4 e 5 nas avaliações do MEC, sendo um quarto das vagas nos cursos de conceito 5 – nível máximo. Ele ressalta que as novas regras foram construídas depois de consultas às instituições. Ao contrátrio do que foi feito no final do ano passado, quando instituições e estudantes foram pegos de surpresa com as restrições ao financiamento. 

Comente agora
27
Jun
Feira de Santana não cumpre prazo do Plano Nacional de Educação
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:31h

O município de Feira de Santana não conseguiu cumprir o prazo estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE). O plano obriga os municípios a elaborarem e revisarem os Planos Municipais de Educação conforme as metas e estratégias aprovadas pelo documento nacional no período de um ano desde a sanção da lei. De acordo com o site Acorda Cidade, o presidente da comissão responsável por elaborar o PME, Marcos Silva Rosa, estipulou o prazo de 15 dias para a revisão do plano. "Estamos apenas analisando algumas questões pontuais do projeto", disse. A elaboração do plano segue uma série de etapas, tais como criação de comissão especial para o tema, avaliação e consulta à população, até ser aprovada como lei municipal pela Câmara e sancionado pelo prefeito. Silva Rosa explicou que o atraso se deu por causa do tamanho da cidade e a demanda por ouvir setores diversos da educação no municípios. (BN)

Comente agora
27
Jun
Limite de renda no Fies passa para 2,5 salários mínimos por pessoa
Postado por: Samile Macedo / 09:20h

O limite de renda para contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passará para 2,5 salários mínimos por pessoa, segundo nota conjunta divulgada pelos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ele equivale, em valores atuais, a R$ 1.970. Atualmente, o limite é uma renda bruta de 20 salários mínimos, R$ 15.760, por família. De acordo com a nota, o Fies continuará abrangente, uma vez que 90% das famílias brasileiras estão dentro dessa faixa de renda. O percentual do financiamento também será definido de acordo com a renda. Os dois ministérios esclarecem que, na regra anterior, determinava-se um percentual de financiamento da mensalidade em função do comprometimento e das faixas de renda da família. "No Novo Fies, será estabelecida uma alíquota fixa de comprometimento de renda per capita da família. Com isso, o valor a ser pago pelo aluno será determinado a cada ano, respeitando a capacidade de pagamento de cada faixa salarial. Ou seja, as famílias com nível de renda menor, pagarão um valor menor, independente do curso financiado". Algumas regras do novo Fies foram adiantadas pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Os juros passarão dos atuais 3,4% para 6,5%. A oferta de vagas vai priorizar os cursos com conceitos 4 e 5 nas avaliações do MEC, sendo um quarto das vagas nos cursos conceito 5, o máximo. 

Comente agora
26
Jun
Livro de matemática com conteúdo lúdico será distribuído nas escolas públicas da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 21:49h

Ensinar matemática para as crianças no processo de alfabetização, de forma simples e lúdica, é a proposta do livro ‘Alfabetização Matemática’, construído de forma pioneira por professores da Bahia. O livro será apresentado pela primeira vez, no 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), de segunda-feira (29) a quarta-feira (1º), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no sul da Bahia. A publicação vai ser distribuída, nas escolas públicas da Bahia, como parte do Programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação. Em entrevista ao site Teixeira Notícias, a coautora e coordenadora do projeto, a professora doutora Eurivalda Santana, destaca o diferencial da obra. “O material é pioneiro, pois trabalhamos com foco na perspectiva do aluno e sua realidade, que engloba crianças até os 8 anos. O livro possui jogos, exercícios lúdicos e contação de histórias que atraem o estudante para o campo da aprendizagem”, conta.

Comente agora
26
Jun
Fies reduz limite da renda familiar para novos contratos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 20:55h

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai adotar como limite a renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para a concessão de novos financiamentos, conforme nota conjunta divulgada pelos ministérios do Planejamento e da Educação na noite de sexta-feira (26). Nos contratos atuais gerenciados peloMinistério da Educação (MEC), o critério é a renda familiar bruta de até 20 salários mínimos. O Fies é um programa do MEC financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Ele é diferente do Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. Outra mudança anunciada no Fies é o aumento do prazo para pagamento (amortização). Para os contratos que serão abertos a partir do segundo semestre, o prazo será de até três vezes a duração do curso. Pela manhã, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já tinha anunciado o reajuste nos juros para 6,5% ao ano. Para os contratos antigos, a taxa era de 3,4%. O ministro também anunciou que o programa abrirá 61,5 mil novos contratos no segundo semestre de 2015., chegando ao total de 314 mil estudantes financiados em 2015 .

Veja abaixo as principais mudanças no Fies:

TAXA DE JUROS

  1. COMO SERÁ: 6,5% ao ano
  2. ANTERIOR: 3,4% ano ano
  3. JUSTIFICATIVA: Ministérios dizem que buscam "fortalecer a sustentabilidade do programa, para que, no médio prazo, novos alunos sejam financiados pelos formados". Outra razão é corrigir distorção com o mercado de crédito.

TETO DA RENDA FAMILIAR

Comente agora
26
Jun
Campus do IFBA de Brumado está pronto, mas sem prazo para inauguração
Postado por: Samile Macedo / 17:14h

Mesmo com as obras no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Brumado, concluídas, até o momento não há prazo para sua inauguração. O motivo é a falta de parte da ligação de energia, cuja responsabilidade é da Coelba. O serviço já foi solicitado, no entanto a secretaria de infraestrutura do município e a concessionária ainda não estabeleceram uma data para instalação da eletricidade no campus. Por outro lado é aguardada uma contrapartida da prefeitura no que se refere à pavimentação, instalação de rede de esgotamento e drenagem das vias de acesso à unidade. Por telefone ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, explicou que a prefeitura já abriu um procedimento administrativo (PA), mas, segundo Cardoso, por conta da crise que afeta os cofres públicos, irá buscar parcerias junto à Associação das Indústrias de Brumado (Aibrum) no intuito de que as empresas possam colaborar com a obra.

Comente agora
26
Jun
MEC anuncia reabertura de vagas do Fies e novos critérios de seleção
Postado por: Samile Macedo / 13:32h

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro anunciou nesta sexta-feira (26) a segunda edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa terá 61,5 mil novos contratos e passa por mudanças. O edital deverá ser publicado dia 3 de julho no Diário Oficial da União. Para o segundo semestre, haverá reajuste na taxa de juros que passa de 3,4% para 6% ao mês e existirá um limite máximo de vagas por ano. Além disso, serão priorizadas as vagas que seguirem os seguintes critérios: cursos de maior qualidade, com notas 5 e 4; áreas de formação de interesse da sociedade e da economia brasileira, como engenharia, formação de professores e áreas de saúde; destaque a alunos matriculados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país (excluindo Distrito Federal), buscando reduzir as desigualdades regionais. O Fies financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições particulares. Vale lembrar que em março deste ano entraram em vigor novas regras nas quais estudantes precisam ter tirado nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter obtido nota zero na redação. (Metro1)

Um comentário
26
Jun
Plano Estadual de Educação da Bahia trará texto que combate homofobia e transfobia
Postado por: Samile Macedo / 09:45h

O Plano Estadual de Educação da Bahia contará com conteúdo de combate e conscientização em relação à homofobia e transfobia. A afirmação é da secretaria Estadual de Educação (SEC). No Brasil, o tema é tratado por conservadores como “ideologia de gênero”. De acordo com a pasta, o documento final está em fase de revisão técnica da redação e será encaminhado no início da próxima semana ao governador Rui Costa. Posteriormente, Rui deve encaminhar o projeto para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). No legislativo, caso o projeto ainda chegue contemplando minorias LGBT, deve encontrar resistência de deputados evangélicos e conservadores, a exemplo do Pastor Sargento Isidório (PSC) e José de Arimatéia (PRB). Ainda de acordo com a SEC, o Plano Estadual de Educação é composto de 20 metas e suas estratégias, no mesmo modelo do Plano Nacional de Educação. Os trabalhos para construção do Plano foram iniciados em julho de 2014 por uma comissão própria do Fórum Estadual de Educação e, além da pasta de Educação, participaram da construção do Plano as Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHS). No Brasil, os planos estaduais de educação foram aprovados em 13 estados, segundo a Folha, mas oito retiraram trechos que faziam referências à discussão de gênero, como Pernambuco, Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal. (BN)

Comente agora
26
Jun
Com novo Plano de Carreira, salário de professores pode mais que dobrar; entenda
Postado por: Samile Macedo / 09:37h

Após a aprovação do reajuste de 6,5% para toda a categoria de servidores municipais, os profissionais da Educação também vão poder agregar ao salário os benefícios regulamentados, ontem, do Plano de Carreira e Remuneração da categoria, que cria gratificações e determina as condições para que professores, coordenadores pedagógicos e assistentes técnicos escolares possam ter acesso ao incremento salarial. O acréscimo pode chegar a até 37,5% para coordenador pedagógico, 17,5% para professores e 7,5% para assistente técnico escolar. Ao todo, nove gratificações passam a contemplar o Plano de Carreira da categoria após o aprimoramento de alguns benefícios e criação de outras gratificações. Com isso, o benefício mensal - formado pela soma do vencimento básico, mais os benefícios previstos no plano e mais as gratificações que não fazem parte do plano, além de outras incorporações - pode mais que dobrar o salário do servidor entre o início e o topo da carreira, caso ele cumpra todos os requisitos do plano, como exemplifica o secretário de Gestão da prefeitura, Alexandre Pauperio. “Um professor que hoje trabalha 40 horas e tem um rendimento inicial de R$ 4,2 mil, no final da carreira pode chegar a um rendimento mensal de R$ 10 mil”, garante. De acordo com a Lei 8.722/14, o plano conta com a implantação da reserva de um terço da jornada do professor para atividades complementares à regência, além da Gratificação por Otimização do Tempo de 30% para docentes da educação infantil ao 5º ano, em substituição à antiga gratificação de Atividade Complementar. 

5 comentários
26
Jun
IF Baiano abre Processo Seletivo 2015.2
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:51h

Até o dia 10 de julho, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) estará com inscrições abertas do Processo Seletivo para ingresso de novos estudantes neste segundo semestre de 2015. São 167 vagas ofertadas em cursos técnicos oferecidos em três campi, localizados nas cidades de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Valença. Os cursos, na modalidade subsequente (para quem concluiu o ensino médio), são: Técnico em Agropecuária, Técnico em Florestas, Técnico em Hospedagem e Técnico em Meio Ambiente. As inscrições são gratuitas e serão feitas apenas pela internet. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário online com seus dados pessoais, o curso escolhido e optar pela ampla concorrência, cotas para estudantes oriundos de escolas públicas ou cotas para candidatos com necessidades educacionais específicas. Caso o candidato não possua acesso a internet, há também postos de inscrições nos Campi Teixeira de Freitas e Valença e na Secretaria Municipal de Educação de Medeiros Neto. A seleção será realizada por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Médio ou o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, através do ENEM. O resultado final será divulgado em 03 de agosto.

Edital

Comente agora
26
Jun
Enem 2015: transexuais podem pedir para usar nome social até esta sexta
Postado por: Samile Macedo / 07:39h

Os candidatos travestis e transexuais, que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), poderão solicitar o uso do nome social até esta sexta-feira (26). De acordo com o edital, os interessados devem acessar a página do exame e enviar os documentos requeridos para comprovar a "condição que motiva a solicitação do atendimento". As provas ocorrerão em 24 e 25 de outubro. Para solicitar o nome social, os candidatos devem ter feito a inscrição no Exame e ter efetuado o pagamento da taxa dentro do prazo. Nesta edição, o Enem teve 8.478.096 de estudantes pré-inscritos, segundo balanço do MEC (Ministério da Educação). O número é 10,67% menor que em 2014 e quebra uma sequência de recordes que era registrada desde 2008. O que puxou o total para baixo foi a queda de 25,3% na quantidade de candidatos carentes, que ficam desobrigados pelo MEC de pagar a taxa de inscrição. Em 2014, 4.986.864 candidatos se inscreveram nestas condições. Em 2015, as solicitações de carência aceitas caíram para 3.726.043.

Sequência de recordesAinda que todos os pré-inscritos confirmem a inscrição, o Enem 2015 quebra uma sequência de recordes. No ano passado, o sistema teve 9.490.952 candidatos pré-inscritos e 8.722.356 deles confirmaram a inscrição. O número não pode ser alcançado pelos 8,4 milhões de pré-inscritos na atual edição. A sequência de alta vinha desde 2008, ano com 4.004.715 inscrições confirmadas, contra 3.568.592 em 2007, ano que apresentou queda em relação à 2006, que teve 3.731.925 inscritos. 

Comente agora
25
Jun
Professores da Bahia ganham em média R$ 12 por hora de trabalho; Estado é o 2º pior
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:17h

Os professores das redes sociais e do Distrito Federal ganham, em média, R$ 16,95 por cada 60 minutos de trabalho. E de acordo com o levantamento feito pelo G1 em todo o país, os funcionários da rede pública baiana ganham ainda menos: R$ 12,04 por hora em sala de aula ou na preparação de atividades, provas e relatórios. O estudo foi feito entre abril e junho de 2015, e considerou a carga horária de 40 horas semanais – apesar de em alguns estados, como a Bahia, a jornada padrão variar. O salário-base médio no país é de R$ 2.711,48 para professores com diploma de licenciatura no início da carreira. Para os baianos, o valor médio é de R$ 1.925,96. Segundo o levantamento, o maior salário pago é o de Mato Grosso do Sul, onde os com licenciatura recebem R$ 3.994,25 por 40 horas. Já o com o menor pagamento é Santa Catarina, em que os funcionários têm salário-base R$ 1.917,78. A Bahia é o segundo pior, seguido por Ceará (1927,43) e Pará (1927,60). O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques, disse ao G1 que o ministério deve criar um fórum com participação do governo, sindicato e gestores para propor melhorias à lei que define o piso salarial da categoria. A portaria deve ser assinada nesta quinta-feira (25) pelo ministro da Educação, Renato Janine. (BN)

Comente agora
25
Jun
Ufba retoma matrícula do Sisu nesta quinta
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:56h

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) retomou nesta quinta-feira (25) a matrícula dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2015. O prazo havia se encerrado na última sexta (19), mas a instituição decidiu prorroga-lo para dar mais uma chance aos alunos que não conseguiram completar o processo. Os alunos deverão se dirigir ao Pavilhão de Aulas da Federação 1, em Ondina, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, nesta quinta e sexta-feira (26). Os dias e horários de cada curso estão disponíveis no site da Ufba. Os aprovados devem levar RG, CPF, certificado de reservista (para homens), comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, uma foto 3x4 e certificados de conclusão e histórico escolar do ensino médio. Segundo o Estado de S. Paulo, a instituição teve problemas durante a matrícula por causa da greve dos servidores técnico-administrativos.

Comente agora
25
Jun
Professor estadual com licenciatura ganha em média R$ 16,95 por hora no Brasil
Postado por: Samile Macedo / 07:34h

Os professores das redes estaduais e do Distrito Federal ganham R$ 16,95 a cada 60 minutos que passam dentro da sala de aula com os estudantes, ou fora dela preparando atividades, provas e relatórios. O valor médio da hora nacional faz parte de um levantamento feito pelas equipes de reportagem do G1 em todo o país, junto aos governos estaduais e sindicatos, entre abril e junho deste ano. Considerando a carga horária de 40 horas semanais de trabalho, o salário-base médio é de R$ 2.711,48 para professores com diploma de licenciatura no início da carreira. O levantamento tomou como base essa categoria de docência porque as redes estaduais são as principais responsáveis pelo ensino médio, nível em que, para lecionar, é preciso concluir o curso de licenciatura. Em média, o professor da rede pública estadual formado em licenciatura (ou seja, com diploma do ensino superior), recebe 57% do salário mediano dos trabalhadores brasileiros com formação equivalente. Segundo uma comparação feita pelo Cadastro Central de Empresas (Cempre) com base em dados de 2013, e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, o salário médio de trabalhadores com diploma de nível superior foi de R$ 4.726,21.

Comente agora
25
Jun
Planos de educação estarão prontos em alguns meses, afirma ministro
Postado por: Samile Macedo / 07:28h

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que a maioria dos estados e municípios não cumpriu a meta de aprovar seus planos de educação até esta quarta (24.06). Mesmo com atraso, o ministro acredita que os planos estarão todos prontos em alguns meses. O portal Planejando a Próxima Década do Ministério da Educação mostra que seis estados sancionaram as leis: o Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul; Rondônia, o Maranhão e a Paraíba. Entre os municípios, 2.693 estão com as leis sancionadas. “Hoje de fato completa o prazo, mas o ministério tem ajudado muito na discussão das leis e a preocupação principal do Brasil não é que sejam aprovadas de qualquer jeito, mas que emanem de uma boa discussão”, disse Janine, após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Os planos estaduais e municipais de educação estão previstos no Plano Nacional de Educação, sancionado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. O documento traça metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. As metas vão desde a inclusão de crianças e adolescentes na escola até a pós-graduação. Trata da valorização do professor e dos investimentos em educação, que até 2024 deverão ser de, no mínimo, equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto. Atualmente o investimento na área é 6,6%. 

Comente agora
24
Jun
Feliciano: se ensinam Darwin, que ensinem Moisés nas escolas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 17:20h

Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) discute com a sociedade o ensino religioso, tramita na Câmara um projeto para inserir o ensino do criacionismo na grade curricular obrigatória. Uma Ação Direta da Procuradoria-Geral da República quer que o Supremo reconheça que a disciplina ensino religioso não esteja vinculada a uma religião. Na audiência pública, realizada neste mês em Brasília, a Confederação Nacional do Trabalhadores em Educação defendeu que a escola não pode privilegiar o ensino de uma religião. Até a Igreja Universal manifestou opinião contrária à disciplina em escolas públicas em nome da natureza laica do Estado. Do outro lado, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil defende que ensino religioso possa ser confessional sem que isso signifique doutrinação religiosa, o que, na prática, pode ser mais difícil de executar. O deputado Pastor Marco Feliciano (PSC - SP), por exemplo, tem um projeto de lei que propõe inserir conteúdos sobre o criacionismo na grade curricular das escolas públicas e privadas. A crença prega que toda a vida na Terra foi criada por um ser supremo e é aceita por diferentes religiões. Apesar de defender que religião é história e cultura também, o deputado fala em crença e deixa claro, em entrevista exclusiva ao Terra , que seu objetivo com a proposta é que as crianças voltem a acreditar que o universo não é uma criação do acaso, mas de um "arquiteto perfeito".

Comente agora
24
Jun
Ufba e UFJF descumprem prazo de matrículas do Sisu
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:27h

Terminou nesta terça-feira, 23, a matrícula dos aprovados na primeira lista do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre e ao menos duas universidades não conseguiram cumprir o prazo. As federais de Juiz de Fora (UFJF) e da Bahia (Ufba) prorrogaram o prazo até quinta-feira (25), e sexta-feira (26), respectivamente. Servidores técnico-administrativos de 14 instituições em greve desde maio boicotaram as matrículas para pressionar o governo a negociar as demandas da categoria. A maioria das instituições adotou sistemas online para que os interessados pudessem fazer a pré-matrícula. A entrega da documentação será feita em data a ser definida. Na Universidade Federal de Juiz de Fora, a adoção do sistema online só foi feita nesta terça-feira. Na Ufba, a matrícula foi feita de forma presencial, mas com número reduzido de servidores por conta da greve. Sem a formalização por parte das universidades dos alunos selecionados na primeira chamada, todo o sistema pode ser prejudicado, uma vez que o Sisu permite que um mesmo aluno tente vaga em mais de uma instituição.

Comente agora
24
Jun
Duas universidades federais descumprem prazo de matrículas do Sisu
Postado por: Samile Macedo / 10:45h

Terminou na terça-feira, 23, a matrícula dos aprovados na primeira lista do Sistema de Seleção Unificada (Sisu do segundo semestre e ao menos duas universidades não conseguiram cumprir o prazo. As federais de Juiz de Fora (UFJF e da Bahia (UFBA prorrogaram o prazo até quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26, respectivamente. Servidores técnico-administrativos de 14 instituições em greve desde maio boicotaram as matrículas para pressionar o governo a negociar as demandas da categoria. A maioria das instituições adotou sistemas online para que os interessados pudessem fazer a pré-matrícula. A entrega da documentação será feita em data a ser definida. Na Universidade Federal de Juiz de Fora, a adoção do sistema online só foi feita nesta terça-feira. Na UFBA, a matrícula foi feita de forma presencial, mas com número reduzido de servidores por conta da greve. Sem a formalização por parte das universidades dos alunos selecionados na primeira chamada, todo o sistema pode ser prejudicado, uma vez que o Sisu permite que um mesmo aluno tente vaga em mais de uma instituição. Em nota, o Ministério da Educação (MEC afirmou que o direito à greve é legítimo, mas que o aluno não pode ser prejudicado. 

Comente agora
23
Jun
Prazo para matrícula no Sisu de meio de ano termina nesta terça-feira
Postado por: Samile Macedo / 07:06h

Termina nesta terça-feira (23) o prazo para os candidatos que foram aprovados nos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fazerem a matrícula na instituição correspondente. O candidato aprovado que não fizer a matrícula ou não apresentar a documentação corretamente, perde a vaga, a qual servirá para a classificação de outros candidatos por meio da lista de espera. Quem não passou tem até sexta-feira (26) para se inscrever na lista de espera no site do Sisu. O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. 

O que é o Sisu?O Sisu é um sistema de processo seletivo, criado em 2009 pelo MEC, que usa as notas do Enem para selecionar estudantes para cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. 

Qual o percentual da reserva de vagas para a Lei de Cotas? - Todas as universidades que participam do Sisu reservaram, pelo menos, 37,5% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas. 

Comente agora
22
Jun
Lauro de Freitas: Sindicato dos Professores consegue anular decisão que determinava volta às aulas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:13h

O Sindicato dos Professores de Lauro de Freitas comunicou, em nota publicada em seu site, na última sexta-feira (19), que a decisão que determinou o retorno imediato dos trabalhadores em educação às salas de aula, sob pena de multa diária de R$ 10 mil reais, foi anulada através da parecer do tribunal de Justiça do Estado da Bahia, órgão de instância superior à 1ª Vara da Fazenda Publica da Comarca de Lauro de Freitas. De acordo com o sindicato, o Desembargador da Terceira Câmara Cível da Corte Baiana de Justiça, Moacyr Montenegro Souto, acolheu a preliminar arguida no agravo de instrumento nº 0012545-68.2015.8.05.0000, movido pela ASPROLF. Segundo a nota, "desde o dia 06 de janeiro deste ano, o sindicato vem tentando negociar com o município, manifestando interesse na composição e diálogo, havendo comunicado a greve 72h antes da deflagração da paralisação das atividades". Uma assembleia geral extraordinária com indicativo de paralisação para o dia 08 de julho, às 09h está marcada pelo sindicato e acontecerá na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB) na Estrada do Coco. (Foto: Lauro News Online)

Comente agora
22
Jun
MEC divulga 1ª chamada do ProUni; veja lista
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:13h

O Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (22) a lista dos aprovados em primeira chamada da edição do segundo semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado está disponível no site do ProuniA segunda chamada sairá em 6 de julho. Os candidatos devem fazer a consulta do resultado nosite do programaO estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para checar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição de 22 a 29 de junho na primeira chamada e de 6 a 10 de julho na segunda chamada. Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.  As inscrições  deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.

Comente agora
22
Jun
Ufba prorroga prazo para matricula do SISU
Postado por: Samile Macedo / 11:02h

A Universidade Federal da Bahia decidiu prorrogar a matrícula da primeira chamada do SISU. As matriculas serão realizadas no dia 25 de junho pela manhã e pela tarde e no dia 26 pela manhã, no Pavilhão de Aulas da Federação-1 (PAF-1), campus de Ondina da UFBA. A instituição deve publicar nesta segunda-feira (22), no site da instituição, um novo extrato de edital de convocação de candidatos classificados no processo seletivo de 2015. A intenção seria permitir que os alunos aprovados na primeira chamada para o segundo semestre de 2015, que por qualquer motivo não conseguiram se matricular, possam fazê-lo dentro desse novo prazo. A instituição havia antecipado a inscrição para beneficiar os alunos do interior, que poderiam enfrentar problemas por causa dos festejos juninos. (BN)

Comente agora
21
Jun
1.057 vagas para professor em Salvador até amanhã
Postado por: Marcus Augusto Macedo DRT 5719 / 11:43h

Os interessados em concorrer as vagas de professor temporário da prefeitura de Salvador têm até amanhã para se inscrever, gratuitamente, através do portal www.selecaoredaprofessor.salvador.ba.gov.br. São 1.057 oportunidades, assim divididas: 447 para professor da Educação Infantil, 145 para Educação Física, 145 para Língua Inglesa, 51 para Língua Portuguesa, 22 para Matemática, 66 para Artes Plásticas, 56 para Teatro, 65 para Dança e 60 para Música. A remuneração pode chegar a R$ 1.986,18, para carga horária de 20 horas, e a R$ 3.972,36, para 40 horas. A seleção, cujo prazo de validade é de um ano podendo ser prorrogada por igual período, ocorrerá por meio de análise de títulos.

Sine: 40 postos para nível fundamental: A unidade central do SineBahia (Av. ACM) abre na próxima quinta-feira com 40 vagas para quem tem ensino fundamental incompleto. Os postos são para auxiliar de padeiro, balconista de açougue, auxiliar de confeiteiro e auxiliar de limpeza. Os interessados devem procurar o SineBahia.

Prêmio de R$ 7 mil para docentes: Professores de escolas públicas já podem se inscrever no Prêmio Professores do Brasil. Serão premiados cinco professores em cada uma das seis categorias (níveis de escolaridade), com R$ 7 mil cada. Inscrições: premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br, até dia 14 de setembr

Comente agora
20
Jun
Família do RS vai ao STF para ter o direito de educar os filhos em casa
Postado por: Rodrigo Almeida / 15:01h

Radicada no interior de Gramado, na serra gaúcha, a família Dias aguarda com expectativa uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2013, o comerciante Moisés Pereira Dias, de 37 anos, e a mulher Neridiana, de 36, decidiram tirar a filha mais velha da escola e educá-la em casa, por conta própria. Tiveram de entrar com várias ações na Justiça por conta disso. Agora, os ministros do STF vão decidir se eles – e todos os brasileiros – têm ou não esse direito. Não há data marcada para o julgamento. A família Dias é adepta do chamado ensino domiciliar, no qual o aluno não frequenta escolas formais e estuda em casa, sob orientação dos pais ou responsáveis. Mais difundida nos Estados Unidos, onde é chamada de “homeschooling”, a prática é adotada por cerca de 2,5 mil famílias atualmente no país, segundo dados da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned). A decisão final do STF pode ser um passo importante para regulamentar de vez o ensino domiciliar. Os ministros vão decidir se a educação caseira pode ou não ser proibida pelo Estado. A decisão vai valer para todos os casos semelhantes. “Não somos contra a escola. Ela é válida para pais que não tomam para si a responsabilidade de educar os próprios filhos. No nosso caso, temos uma preocupação em formar cidadãos que possam ser úteis para a sociedade, seja um mecânico, seja um médico", diz Moisés. O casal de Gramado tem quatro filhos: Valentina (14 anos), João Pedro (8), Isabela (5) e Ana Clara (3). Apenas a caçula não estuda em casa com os pais porque ainda não tem idade. A filha mais velha foi a única que chegou a frequentar uma escola formal em Canela, o município vizinho. Após concluir o sexto ano do ensino fundamental, ela deixou a escola e nunca mais colocou os pés em uma sala de aula.

Comente agora
20
Jun
Bilhete de escola 'ameaça' corte de benefício a aluno que faltar em desfile
Postado por: Samile Macedo / 13:40h

Um bilhete da Escola Municipal "Silvia Haddad", em Salto de Pirapora (SP), causou surpresa aos pais de alunos após ser distribuído na última sexta-feira (12). O comunicado, que solicitava a presença no desfile de comemoração do aniversário da cidade, deixava claro que o estudante não comparecesse correria o risco de perder o benefício do programa Bolsa Família. O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que transfere renda para famílias de baixa renda. Alguns pais dos alunos irão aguardar até segunda-feira (22) para buscar explicações junto à diretoria. "A gente fica com medo porque esse benefício dá a essas pessoas um pouco de conforto. É uma ajuda muito importante", comenta o auxiliar de produção, Joel Pereira da Silva. André Reinaldo Humberte é pai de aluno e ressalta que a escola deveria estimular o aluno a participar de um evento de uma forma positiva. Eles poderiam ter feito algo mais interessante como contagem de pontos, por exemplo, e não uma 'intimação' como essa", diz o gerente de vendas. 

Comente agora
20
Jun
Servidores boicotam matrículas do Sisu
Postado por: Samile Macedo / 11:00h

Servidores técnico-administrativos de 14 universidades federais boicotaram as matrículas dos alunos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, que começou nesta sexta-feira (19). Como os sindicatos haviam anunciado o boicote, algumas universidades criaram endereços eletrônicos para que os candidatos pudessem fazer a pré-matrícula online. As universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio de Janeiro (UFRJ), que registraram a maior procura, adotaram a pré-matrícula. No entanto, a alternativa não permite a comprovação dos documentos necessários, que terão que ser apresentados em outra data, a ser definida. Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o setor de matrículas estava fechado. A universidade informou que vai pedir a prorrogação do prazo para o Ministério da Educação (MEC) para atender os candidatos. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que o MEC está em diálogo com as instituições e disse que nenhum aluno será prejudicado. Em nota, o MEC disse que o prazo de matrículas não será estendido. Os servidores estão em greve desde maio e reivindicam reajuste salarial e fim dos cortes no orçamento das universidades. (R7)

Comente agora
20
Jun
Estudantes da UFV fazem protesto após polêmica
Postado por: Rodrigo Almeida / 09:20h

Alunos da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, fizeram um protesto contra o chefe do departamento de comunicação da instituição, Joaquim Lannes, durante a cerimônia de posse da nova reitora, Nilda de Fátima Ferreira Soares. O professor está envolvido em uma polêmica após expor, nas redes sociais, um comentário considerado inadequado pelos estudantes. Segundo testemunhas, cerca de 80 pessoas participaram do ato. A princípio, os estudantes não foram autorizados a entrar no centro de vivência da universidade, onde acontecia a cerimônia. Após conversas, no entanto, o grupo de manifestantes foi liberado. Não houve registros de incidentes. “Abordamos temas como machismo, racismo e homofobia em conjunto com o caso do professor Lannes”, relatou uma estudante que participou do protesto.

Comente agora
20
Jun
Sem avanço nas negociações, semestre letivo das universidades estaduais pode ser suspenso
Postado por: Redação Voz da Bahia / 02:34h

O governo e os professores das universidades estaduais ainda não chegaram a um acordo e o semestre letivo pode ser suspenso. Em reunião ocorrida na última quinta-feira (18), a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) relatou que o prazo apontado pelo Estado para voltar a discutir com os professores a minuta substitutiva da lei 7.176/97 foi o mês de agosto - com isso, há possibilidade de a greve se estender até lá e de o semestre ser suspenso. O governo negou ainda a pauta dos trabalhadores e justificou que não existem condições financeiras para arcar com os custos. O Fórum das Associações Docentes apresentou na mesa de negociação estudos sobre a implementação dos processos trabalhistas para os cofres públicos. O impacto gerado, conforme o estudo, é pequeno se comparado ao superávit da Bahia (em abril deste ano em torno de R$ 1,7 bilhão). A Adusb agendou uma assembleia para avaliar a situação no próximo dia 30.

Comente agora
19
Jun
Feira: Servidores da Justiça Federal aderem à greve nacional
Postado por: Samile Macedo / 09:15h

Servidores federais da Justiça que trabalham em Feira de Santana, Portal do Sertão, aderiram à greve nacional deflagrada nesta quinta-feira (18). O movimento tem como objetivo pressionar o Senado para aprovação de um projeto de lei que beneficia a categoria. Com a paralisação, as varas da Justiça do Trabalho, Justiça Federal e do Fórum da Justiça Eleitoral na cidade tiveram funcionamento limitado. De acordo com o Acorda Cidade, um grupo de servidores do Tribunal Regional do Trabalho se manifestou na frente do prédio na Avenida João Durval Carneiro. Segundo representante do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no estado da Bahia (Sindjufe-BA), Jeferson Passos, cerca de 200 servidores atuam na Justiça Federal, Eleitoral e do Trabalho. O projeto de interesse da categoria tramita desde 2009 no Senado. Antes, tinha sido aprovado pela Câmara dos Deputados. 

Comente agora
19
Jun
MEC encerra inscrições para bolsas do Prouni do segundo semestre
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:00h

O Ministério da Educação encerrou as inscrições para a segunda edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) na noite desta quinta-feira (18). Até as 18h desta quinta, o sistema tinha recebido inscrições de 585.732 pessoas interessadas em bolsas de estudos oferecidas na edição de meio de ano do programa. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (22). A segunda chamada sairá em 6 de julho. Os candidatos devem fazer a consulta do resultado no site do programa. O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.  As inscrições  deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.

Comente agora
19
Jun
Candidatos selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje em todo o país
Postado por: Samile Macedo / 07:20h

Os candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem fazer matrícula nas instituições de ensino a partir de hoje (19). O prazo termina no próximo dia 23. O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. O resultado do Sisu foi divulgado segunda-feira (15), na internet. Na Bahia, a Ufba e a Uneb resolveram antecipar a data por causa dos festejos juninos. O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem não foi selecionado na chamada regular pode aderir à lista de espera até o dia 26 deste mês, no site do Sisu. A convocação está prevista para 2 de julho. Esta segunda edição de 2015 do Sisu ofertou 55.576 vagas em 72 instituições. Se inscreveram 1.192.622 candidatos. O curso de medicina foi o mais procurado, com 185.818 inscrições. As instituições mais procuradas foram as universidades federais de Minas Gerais (176.285 inscrições), do Rio de Janeiro (139.406) e do Maranhão (136.480). Cerca de 40% dos candidatos estão na faixa etária entre 18 e 20 anos. (Agência Brasil)

Comente agora
18
Jun
Matrícula de aprovados no Sisu começa hoje na Ufba e Uneb
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:20h

Começam nesta quinta-feira (17) as matrículas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) para os alunos aprovados pelo Sisu. O processo foi adiantado pelas instituições para que os alunos do interior do estado não fossem prejudicados pelo movimento gerado pelo São João. O período indicado pelo Ministério da Educação (MEC) era dos dias 19, 22 e 23 de junho, em plena comemoração dos festejos juninos. Na Ufba, cada curso tem seu turno e dia específico para a matrícula, realizada das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, no Pavilhão de Aulas da Federação 1, em Ondina, até esta sexta (19). Já na Uneb, os candidatos devem comparecer até segunda (22), sem horário ou data específica para os cursos. Os alunos devem levar RG, CPF, uma foto 3x4, certificado de quitação com o serviço militar (no caso dos homens), comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio. Diferente de outras oito universidades federais, as instituições mantiveram a matrícula mesmo com a greve de servidores e docentes. (BN)

Comente agora
18
Jun
Servidores de oito universidades federais anunciam boicote ao Sisu
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:46h

Servidores técnico-administrativos de quatro universidades federais anunciaram nesta quarta-feira (17) que não vão fazer as matrículas do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em greve desde maio, os sindicatos veem a ação como uma forma de pressionar o governo a negociar as demandas da categoria. A matrícula deve ser feita nesta sexta (19), segunda (22) e terça-feira (23) da semana que vem. Se as universidades não formalizarem o ingresso dos alunos, todo o sistema pode ser prejudicado, uma vez que o Sisu permite que um mesmo aluno tente vaga em mais de uma instituição. Os estudantes que fizeram o Enem em 2014, inscreveram-se no Sisu do segundo semestre de 2015 e foram aprovados precisam fazer a matrícula presencial na universidade onde pretendem estudar. Essa etapa é que está ameaçada com a greve. A medida foi anunciada pelas universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Piauí (UFPI), Juiz de Fora (UFJF) e Ouro Preto (Ufop), e já havia sido anunciada pelas duas universidades com maior número de inscritos, a de Minas Gerais (UFMG) e do Rio de Janeiro (UFRJ), e também pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Federal Fluminense (UFF). A federal do Rio Grande do Sul (UFRG) vota nesta quinta em assembleia se também vai boicotar as matrículas.

Comente agora
18
Jun
'Ranking' expõe intimidade sexual de alunas da USP e causa revolta
Postado por: Samile Macedo / 09:39h

Um cartaz com uma espécie de 'ranking' da vida sexual de alunas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da USP em Piracicaba (SP), revoltou um grupo de estudantes da instituição. O material foi colocado no Centro de Vivência, o pátio onde os universitários se reúnem, mas retirado depois de causar polêmica e manifestações contrárias que se espalham pelos muros da unidade. A universidade informou que vai apurar o caso. Considerado preconceituoso e ofensivo por alunos e professores, o cartaz era dividido em colunas que atribuíam, com palavra de baixo calão e termos como "teta preta", as supostas características das estudantes listadas pelos apelidos com que foram batizadas no campus, além do número de pessoas que teria mantido relações. Os "codinomes" são uma tradição na Esalq e muitos universitários os carregam após o curso. O professor Antonio Ribeiro de Almeida Junior, da Esalq, pesquisa diferentes tipos de abusos nas universidades há 14 anos e chegou a relatar casos de violência à CPI dos Trotes no início do ano. Ele disse que o ranking comprova a existência de uma cultura da discriminação no campus. "O cartaz tem caráter de assédio e conteúdo difamatório intencional", disse. De acordo com o professor, materiais como esse já foram produzidos antes, mas nunca tinham sido expostos como aconteceu nesse caso. "Foi a primeira vez que colocaram em local público. Isso dá margem para que as pessoas, reconhecidas por seus codinomes, sejam discriminadas", criticou. Segundo ele, o cartaz também cita homossexuais. 

Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com