As comentadas


Bom dia , Quarta-feira, 26/11/2014









Enquete



Reflita

Blog

Educação

25
Nov
Capital: Plano de carreira dos professores municipais não é votado e paralisação continua
Postado por: Anacley Souza / 20:56h

A votação do plano de carreira dos professores municipais foi adiada para quarta-feira (26) e, por conta disso, a paralisação dos docentes será mantida. Eles estão sem trabalhar desde a segunda-feira (24), para pressionar a votação do plano pela Câmara Municipal. Não houve acordo entre as bancadas do governo e da oposição para votar o projeto hoje. Ao todo, 428 escolas municipais estão sem aulas enquanto a paralisação continua. Os professores pretendem voltar à Câmara nesta quarta, segundo Elza Melo, da diretoria da APLB. Ela explica que ainda há impasse por conta da votação de vetos ligados a outros temas, que acontecem antes da apreciação do projeto dos professores. O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) aguarda votação desde o mês passado na Câmara de Vereadores. Ele beneficia mais de 9 mil profissionais e trará aumentos salariais para professores que fizeram cursos de qualificação. Em nota, a prefeitura de Salvador informou que o plano foi encaminhado à Câmara no final de outubro. "Durante meses, a Mesa Permanente discutiu o novo PCCV que irá contemplar mais de nove mil profissionais da educação. Diante disto, o secretario municipal de Educação, Jorge Khoury, acredita que tanto a APLB, quanto os profissionais da Educação, reconhecem o esforço da gestão com o pleito. Ele também acredita que a Câmara entende a prioridade da pauta do PCCV", diz o texto.(Correio)

Comente agora
25
Nov
Mudança em lei pode tornar possível piso nacional para os professores
Postado por: Anacley Souza / 18:10h

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (25/11) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 14/2013 — Complementar que tem a finalidade de excluir dos limites de gastos com pessoal, em todas as esferas de governo, as despesas com pagamento do piso salarial dos professores que venham de transferências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O texto, proposto pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), altera dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Lei Complementar 101/2000. O autor argumenta que muitos municípios e alguns estados enfrentam grandes dificuldades para cumprir, simultaneamente, a exigência da LRF sobre limite de gastos com servidores e a norma da lei do piso salarial dos professores (Lei 11.494/2007) que determina aumento anual da remuneração desses profissionais. “Talvez não seja esta a solução definitiva da questão, mas estamos convencidos de que a adoção dessa medida contribuirá, ao menos por um bom período, para viabilizar o pagamento dos aumentos salariais dos professores sem que isso venha implicar desrespeito aos preceitos da responsabilidade fiscal”, observa o autor na justificação. O relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RR), apresentou relatório favorável, acentuando que o aumento da demanda potencial por educação exige contratação de novos professores e funcionários nas escolas.

Comente agora
25
Nov
Secretaria da Educação do Estado divulga convocados em seleção para professor
Postado por: Letícia Oliveira / 11:57h

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga convocação das seleções públicas para contratação temporária para a função de professor, em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de acordo com os editais de Nº 05/2013 de 23/10/2013, Nº 04/2013 de 10/10/2013 e Nº 001/2011 de 30/12/2011. Ficam convocados os candidatos, por ordem de classificação, constantes nos presentes editais, a comparecer no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a partir da data de publicação, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Os candidatos aprovados devem comparecer na Secretaria da Educação situada na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª avenida, CAB (Centro Administrativo da Bahia), 1° andar, na sala 133. Os candidatos aprovados para o interior do Estado devem comparecer nas sedes das Direc (Diretoria Regional de Educação) a que pertence o município para o qual foram aprovados. Para mais informações acessem os editais de convocação, clicando AQUI.

Comente agora
25
Nov
Alunos da Ufba representam país em fórum de negócios no México
Postado por: Letícia Oliveira / 08:04h

Uma empresa de economia social criada por estudantes da Ufba será o único projeto brasileiro a participar do Global Social Business Summit 2014, considerado o maior fórum de negócios sociais do mundo. O evento acontece quinta e sexta-feira na Cidade do México. O projeto, de autoria do estudante de Administração Álison Klener, 20 anos, e do administrador Tácio Lobo, 24, consiste em oferecer uma plataforma virtual e presencial para que universitários de baixa renda possam traçar e alcançar objetivos profissionais através de abordagens práticas de coaching e programação neurolinguística. A intenção dos criadores, que pretendem conseguir investidores durante o evento, é de que universidades e empresas privadas financiem a participação de estudantes no projeto. Os estudantes interessados em participar podem fazer suas inscrições através do sitewww.alavancauniversitaria.com.br/inscricao. (Correio)

Comente agora
25
Nov
Salvador: Professores da rede municipal fazem paralisação de 72h por votação de plano de cargos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:43h

Os professores da rede municipal de ensino de Salvador iniciaram ontem, paralisação de 72h. A categoria quer a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que aguarda votação desde o mês passado na Câmara de Vereadores.À tarde, os professores foram à Câmara para pressionar pela votação. “O impasse que existe é que como a pauta está obstruída, em função de nove projetos de lei que têm o veto do prefeito, esses precisam ser votados para que a pauta siga… Mas houve avanço na nossa mobilização e o projeto deve ser votado até quarta”, diz Elza Melo, da diretoria da APLB. Os professores continuam com a paralisação prevista e devem comparecer à Câmara nestas terça e quarta. Em nota, a prefeitura de Salvador informou que o plano foi encaminhado à Câmara no final de outubro. “Durante meses, a Mesa Permanente discutiu o novo PCCV que irá contemplar mais de nove mil profissionais da educação. Diante disto, o secretario municipal de Educação, Jorge Khoury, acredita que tanto a APLB, quanto os profissionais da Educação, reconhecem o esforço da gestão com o pleito. Ele também acredita que a Câmara entende a prioridade da pauta do PCCV”, diz o texto. (Correio)

Comente agora
24
Nov
S. A. de Jesus , Nazaré, Aratuípe e D. M. Costa concluirão ano letivo nos meados de janeiro, segundo Direc 4
Postado por: Samile Macêdo / 15:56h

Clóvis Ezequiel, Diretor da 4ª Diretoria Regional de Educação (DIREC4) em Santo Antônio de Jesus, cedeu entrevista a Recôncavo FM, nesta segunda-feira (24), para esclarecer aspectos referentes ao encerramento do período letivo escolar em 2014 de alguns municípios do interior baiano. “Temos doze municípios englobando a 4ª Diretoria Regional de Educação, dentre esses, em oito, o período letivo será concluído ainda em 2014, visto que as aulas foram iniciadas em fevereiro, na greve de 2012 teve menos dias parados, o que tornou possível elaborar um calendário que se encerrasse dentro do ano civil”, relata. O Diretor informa que nas cidades de Santo Antônio de Jesus , Nazaré, Aratuípe e Dom Macedo Costa as escolas encerrarão por volta do dia quinze de janeiro. “Concluir em meados de janeiro o período escolar, garantirá as férias dos professores, as datas de matrículas e o retorno das aulas em uma data que nos permitirá concluir o próximo ano ainda dentro de 2015”, conclui.

Redação Voz da Bahia - Samile Macêdo

Comente agora
23
Nov
Primeira fase da Unicamp tem abstenção de 8%
Postado por: Samile Macêdo / 20:25h

Mais de 70 mil vestibulandos fizeram a 1.ª fase do vestibular da Unicamp neste domingo, dia 23. A abstenção foi de 8,04% - maior do que no ano anterior, quando 6,93% dos inscritos faltaram. A prova deste domingo marcou a estreia de um novo modelo de vestibular: o número de questões passou de 48 para 90, a redação ficou para a segunda fase e os itens apresentavam apenas quatro alternativas, e não mais cinco. O gabarito oficial da prova vai ser divulgado na próxima quarta-feira, dia 26. Os vestibulandos concorrem por 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 15 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase. Os convocados farão mais três dias de provas na segunda fase, nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. Segundo a Comvest, que realiza o vestibular, serão convocados para a segunda fase os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 550 pontos na primeira fase. O número máximo de convocados para a segunda fase nos cursos cuja relação candidato/vaga seja menor do que 100 será limitado a seis vezes o número de vagas do curso. Para os cursos cuja relação candidato/vaga seja maior ou igual a 100, o limite máximo será de oito vezes o número de vagas do curso, entre candidatos de 1ª opção. O número mínimo de convocados para a 2ª fase em cada curso será de três vezes o número de vagas do curso. (A Tarde)

Comente agora
23
Nov
Olimpíada de Língua Portuguesa: duas estudantes de Nazaré são finalistas
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:54h
As estudantes Jackeline Santos da Palma, 14 anos, 8ª série e Camila Gomes Conceição, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Nazaré, passaram pela fase regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e representarão a Unidade de Ensino na etapa nacional, prevista para acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro, em Brasília - DF. Jackeline da Palma (Crônica) e Camila Gomes (Artigo de Opinião) estão entre os 76 finalistas das categorias a que pertencem e já se preparam para a próxima fase da 4ª edição da Olimpíada. Além de Crônica e Artigo de Opinião, estudantes do Brasil inteiro mostrarão seu talento através de Poemas e Memórias Literárias. “Os meninos carregadores”, foi o título da crônica que levou a estudante Jackeline Santos da Palma à fase final da Olimpíada. Para compor o texto, se inspirou no próprio irmão, que como ela mesma diz, “é um desses meninos que carregam feira”. A relação de amor da jovem com a Língua Portuguesa começou cedo, aos 5 anos. “Quando aprendi a ler não parei mais. Sempre queria saber mais sobre o Português, lia inúmeros livros, queria ter intimidade com a Língua, aprimorar meus conhecimentos”, destaca. A estudante descreve como “maravilhosa” a sua participação na Olimpíada. “Foi uma sensação única. Levarei tudo o que aprendi, as pessoas que conheci para o resto da vida”, descreve. 
Comente agora
22
Nov
89% dos brasileiros consideram escolas públicas violentas, diz pesquisa
Postado por: Samile Macêdo / 19:27h

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Data Popular demonstra um sentimento de insegurança no setor da educaçãovivido pelos alunos, professores e restante da sociedade. Os dados foram apresentados neste final de semana pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em parceria com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). A pesquisa foi realizada no mês de setembro deste ano, com 3 mil pessoas de mais de 16 anos, nas cinco regiões do País.Para 89% dos entrevistados, existe muita violência nas escolas públicas brasileiras. Na pesquisa, também foi possível constantar um consenso quando o assunto é valorização dos professores, já que 98% avaliam que a profissão deveria ser mais valorizada."A pesquisa mostra em números o que já sabíamos", diz o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão. "A sociedade vê o que está acontecendo, vê que precisamos de mudança", acrescenta. (Metro1)

Comente agora
22
Nov
Estudantes de MG vencem prêmio de 100 mil euros em concurso na França
Postado por: Letícia Oliveira / 17:24h

Dois estudantes de Minas Gerais venceram o prêmio principal de um concurso de inovação na indústria automobilística na França no mês passado. Alexandre Marques Bemquerer, de 25 anos, e Ana Carla de Sá Campos, de 26, superaram mais de 960 equipes e receberam um prêmio de 100 mil euros (cerca de R$ 320 mil) na primeira edição do Desafio de Inovação da Valeo (VIC, na sigla em inglês), promovido pela fornecedora de peças de automóveis francesa. O concurso pediu aos candidatos que criassem protótipos "que façam os carros mais inteligentes e intuitivos até 2030". O projeto da dupla brasileira focou na melhoria do que Alexandre classificou como "o coração" do carro: a transmissão de marchas e o motor. "É um modelo de câmbio automático para carros, baseado em um novo modelo transmissão continuamente variavel [CVT, na sigla em inglês], que proporciona uma melhora significativa na performance do veículo, além de otimizar o consumo de combustivel e reduzir as emissões de CO²", explicou ele.

Comente agora
22
Nov
Enade: 483 mil estudantes devem fazer o exame que avalia o ensino superior
Postado por: Letícia Oliveira / 16:20h
Concluintes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo de todo Brasil devem fazer amanhã (23) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A expectativa é de que 483,5 mil estudantes matriculados em 1,48 mil instituições de educação superior façam o exame. Os estudantes têm até amanhã para preencher o questionário do estudante, usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes. O preenchimento é obrigatório e o universitário deve se identificar por meio do CPF, pelo nome ou pelo curso. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aqueles que não responderem ao questionário estarão em situação irregular com o Enade e poderão ficar impedidos de colar grau e receber o diploma, mesmo que façam o exame. Os portões dos locais de prova abrem às 12h (horário de Brasília) e as provas começam às 13h. Os estudantes terão quatro horas para responder ao exame e têm de permanecer no local da prova por pelo menos uma hora para poder assinar a lista de presença. Quem deixar o local antes, sem assinar a lista, será considerado ausente e ficará em situação irregular. O participante pode deixar a sala com o caderno de questões três horas após o início do exame. 
Comente agora
21
Nov
O professor é o fator que mais influencia na educação das crianças
Postado por: Anacley Souza / 22:29h

As irmãs americanas Beatriz e Elizabeth Vergara, de 15 e 16 anos, passam por uma experiência inusitada para adolescentes que frequentam o ensino médio público. Com mais sete alunos, elas processam o Estado da Califórnia, onde moram e estudam, por oferecer uma educação ruim. O processo correu entre janeiro e junho. Mais surpreendente foi o argumento usado: segundo os advogados das meninas, o Estado da Califórnia fere a Constituição dos Estados Unidos, ao manter a estabilidade de emprego e outras leis de proteção ao professor, porque isso dificulta a demissão de educadores ruins. A decisão do juiz Rolf True não tem precedentes. Ele concordou que a estabilidade de emprego mantém os maus professores em sala de aula. Na sentença, afirmou: ‘‘Os maus professores são determinantes para a educação das crianças. Além de chocar nossa consciência, isso viola o direito constitucional dos estudantes de ter oportunidade de uma educação básica de qualidade”. A causa das irmãs Vergara foi levada à Justiça pela ONG Students Matter (Estudantes Importam), de David Welch, um empresário do setor de fibras ópticas e ex-estudante de escola pública. Apesar de a decisão ser de primeira instância e de não criar jurisprudência, True fez barulho, na Califórnia e nos EUA. Precisa fazer barulho também no Brasil. Acabamos de passar por campanhas eleitorais, para presidente e governadores, fraquíssimas em propostas de mudanças na educação. Por aqui, o debate se concentra quase exclusivamente em quanto investir. Pouco se discute como investir de forma a melhorar o nível do professor. Os EUA passam por profundas reformas na educação, regionais e nacionais, há décadas. Uma das maiores lutas dos reformistas é pela qualidade dos educadores. Isso passa pela avaliação do trabalho do professor. É preciso dar a ele oportunidade para melhorar e, se for o caso, dispensá-lo – medidas controversas, que contrariam leis antigas, o senso comum e os poderosos sindicatos de professores.

Comente agora
21
Nov
ABNT aprova novas normas para o turismo de aventura
Postado por: Anacley Souza / 20:45h
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicará, nos próximos dias, três novas normas para o turismo de aventura. O objetivo, segundo o órgão, é garantir a oferta de produtos turísticos com segurança e qualidade, além de incrementar a competitividade dos produtos de aventura e ecoturismo para a inserção no mercado internacional.  Duas das novas normas são atualizações para o padrão internacional dos textos atuais da ABNT NBR 15331 e da ABNT NBR 15286, que tratam dos requisitos de gestão da segurança e das informações que as empresas de turismo de aventura devem repassar aos clientes, respectivamente. Quando forem publicadas, as normas ISO ABNT NBR 21101 e ISO ABNT NBR 21103 substituirão os textos atuais. A elaboração do documento base contou com a participação de técnicos da área de qualificação e certificação do Ministério do Turismo.  Já a ABNT NBR 15500, que trata da unificação da terminologia usada pelas empresas para turismo de aventura, terá o texto atualizado, mas sem ser substituída por uma nova norma. Leonardo Persi, coordenador de normalização da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), afirma que as mudanças ajudarão a inserir o Brasil nos padrões internacionais de normalização do setor.
Entenda o que mudou: 
  1. O Brasil conta atualmente com 32 normas técnicas para o turismo de aventura, elaboradas pela ABN; 
Comente agora
21
Nov
PF vai fazer perícia em celular de candidato que recebeu tema de ENEM
Postado por: Samile Macêdo / 18:13h

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) requisitou perícia no celular de um dos candidatos que supostamente recebeu, antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tema da redação por mensagem. A Polícia Federal (PF) no Ceará fará a perícia "com urgência", segundo a assessoria de imprensa da PF. Hoje (21), o MPF reuniu-se com procuradores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na quarta-feira (19), a procuradora da República Nilce Rodrigues enviou um ofício requisitando as providências tomadas pela autarquia para apurar a suposta violação. A assessoria do órgão informou que o Inep apresentou, por ofício e também presencialmente, toda a logística de segurança envolvida na elaboração e aplicação do exame.  O MPF agora aguarda o resultado da perícia no aparelho celular e das investigações para decidir os próximos passos. O órgão instaurou, no último dia 14, procedimento para apurar as denúncias feitas por estudantes do estado. Um dos candidatos entrevistados deixou o celular para ser periciado. Antes de envolver estudantes cearenses, a notícia de suposto de vazamento foi feita por um estudante do Piauí, que procurou a Polícia Federal no estado. A PF no Piauí investiga a suposta fraude. No Ceará, a PF não confirma abertura de inquérito policial e diz que a perícia no aparelho pode ser feita sem esse procedimento. Em entrevista coletiva na semana passada, o presidente do Inep, Francisco Soares descartou a possibilidade do Enem 2014 ser cancelado. As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 deste mês. Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram do exame em mais de 1,7 mil cidades em todo o país. (Aratu)

Comente agora
21
Nov
Prova do Enade 2014 será aplicada a 483 mil alunos no domingo (23.11)
Postado por: Letícia Oliveira / 14:57h

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014 será aplicado no domingo (2.11) em todas as unidades da Federação. Farão as provas 483.520 concluintes, matriculados em 1.486 instituições de educação superior. As provas, com quatro horas de duração, terão início às 13h (de Brasília). Os participantes devem chegar com antecedência aos locais de aplicação. Os portões serão abertos às 12h (de Brasília). O estudante que deixar o local de provas antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. Ele estará sujeito às mesmas consequências daqueles que não comparecerem e também ficará em situação irregular. O participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame. Ou seja, a partir das 16h (de Brasília).

Obrigatoriedade: O período para resposta eletrônica ao questionário do estudante vale até o dia da prova. O preenchimento, obrigatório, deve ser feito no ambiente virtual destinado ao participante do exame, na página do Enade na internet. Aqueles que não responderem estarão em situação irregular e podem ficar impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é obtido pelo número do CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso. O questionário do estudante é um instrumento de coleta de informações, de caráter obrigatório, usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao processo formativo.

Comente agora
21
Nov
Veja lista de escolas e faculdades que estarão no Feirão do Nome Limpo
Postado por: Samile Macêdo / 14:47h

Quatro escolas, quatro faculdades e outras três empresas de comércio confirmaram presença na quarta edição do Feirão do Nome Limpo, realizado no Cento de Convenções, situado no bairro do Stiep, em Salvador, entre os dias 24 e 29 de novembro. Novidade desta edição, representantes dos colégios Nossa Senhora da Soledade, São José, Sacramentinas e Dois de Julho estarão disponíveis para se reunir com os pais dos alunos em débito, a fim de regularizar a situação através da obtenção do parcelamento das dívidas e redução dos juros. Também estarão no evento as faculdades São Salvador, São Tomaz de Aquino, Dois de Julho e Santo Antonio, que fica no município de Alagoinhas. Entre as empresas de comércio, representantes das Lojas Leader, G Barbosa e Dacasa Financeira prestarão atendimento ao cliente na capital baiana. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), responsável pela organização do feirão, ainda está em negociação a presença de outras instituições.

Mais ações - Outra novidade anunciada para esta edição é a realização da Semana Nacional de Conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), dentro do feirão. A previsão, segundo a organização, é de que sejam feitas cerca de 1,7 mil audiências nos cinco dias. Para este ano, a CDL espera que cerca de 100 mil pessoas compareçam ao Centro de Convenções. A Câmara de Dirigentes Lojistas orienta aos interessados que se dirijam ao local com documento de identidade com foto e CPF. O atendimento será das 8h às 18h e as senhas serão distribuídas até as 17h. (G1)

Comente agora
21
Nov
Abandono escolar está diminuindo no Brasil mas taxa ainda é muito elevada
Postado por: Samile Macêdo / 12:21h

A cada ano, tem caído a taxa de crianças e adolescentes que abandonam as escolas no Brasil durante o ano letivo. A taxa de abandono em 2010 era de 1,8% e ficou em 1,2% em 2013, de acordo com dados do Censo Escolar 2013, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Todos dados de taxa de rendimento, que inclui informações de abandono, aprovação e reprovação escolar, já estão disponíveis no QEdu, onde é possível compará-los por ano, rede e etapa escolar e ver em detalhes esses dados para cado ano do ensino básico. Apesar da diminuição na taxa de abandono, o número absoluto ainda é alto. Somando todas as etapas de ensino (anos iniciais, finais e ensino médio), mais de 1,3 milhão de crianças e adolescentes em todo o Brasil deixaram as salas de aula durante o ano letivo de 2013. 

Anos iniciais do ensino fundamental - Em 2013, o MEC registrou cerca de 950 mil reprovações, o que representa 6,1% do total de matriculados naquele ano. Os aprovados passaram dos 14,5 milhões, ou seja, 92,7% dos estudantes dessa etapa escolar puderam avançar para a série seguinte. Ano finais do ensino fundamental - Entre os alunos matriculados do 6º ao 9º ano, o fantasma da reprovação assombrou 1,5 milhão de estudantes (11,3% do total de matriculados em 2013).

Comente agora
20
Nov
Estudantes de Nazaré representam a DIREC 4 na Olimpíada de Língua Portuguesa
Postado por: Redação Voz da Bahia / 15:11h

Professores e estudantes do Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho, em Nazaré, estão muito felizes. A Unidade de Ensino foi uma das duas escolas que representou a Bahia na etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero Crônica, que aconteceu em Porto Alegre, no dia 10 de novembro. A estudante finalista Jackeline Santos da Palma orgulhou a todos com sua participação nessa fase. Além disso, a escola também participa da Olimpíada com o gênero “Artigo de Opinião”, cuja etapa regional acontece até quinta-feira (20), em Brasília. Nessa categoria, quem eleva o nome do Colégio ao cenário nacional é a finalista Camila Gomes da Conceição. Essas estudantes contam com a orientação pedagógica das professoras de Língua Portuguesa Maria da Conceição Santos da Silva e Márcia Jesus de Almeida, respectivamente. Os finalistas ganharam um netbook e livros, esses destinados às escolas participantes. Além da dedicação e do apoio de todo o Colégio, elas contam também com a torcida e reconhecimento da DIREC 4. Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Comente agora
20
Nov
Encerram hoje (20/11) as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio
Postado por: Samile Macêdo / 14:55h

Encerram, hoje (20/11), as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, na Rede Estadual de Educação Profissional. Para o ano letivo de 2015, estão sendo ofertadas 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior. Mais de 45 mil candidatos já estão inscritos para o sorteio (Clique aqui para fazer a sua inscrição). A oferta contempla 68 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e 15 anexos, localizados em 69 municípios dos 27 Territórios de Identidade. Esta é mais uma ação da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. As vagas são destinadas a estudantes, jovens e trabalhadores, que concluíram o ensino médio, de forma gratuita, em estabelecimentos de ensino da rede pública de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal. Também podem se inscrever aqueles que tenham, comprovadamente, cursado o ensino médio em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico. Há vagas para 11 eixos tecnológicos e a oferta contempla 48 cursos técnicos de nível médio, dentre eles: Análises Clínicas, Administração, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Documentação Musical, Desenho da Construção Civil, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica, Serviços de Restaurante e Bar e Zootecnia. 

Comente agora
19
Nov
Conferência Nacional de Educação discute diretrizes do PNE
Postado por: Anacley Souza / 18:01h

Começou nesta quarta-feira, em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, evento que acontece a cada quatro anos e reúne educadores, pesquisadores, gestores públicos, parlamentares e representantes de organizações e entidades sociais ligadas à educação no Brasil. O encontro termina no domingo e deve reunir cerca de 4.000 pessoas. O Plano Nacional de Educação (PNE), lei sancionada em junho, é o tema central dos debates. O objetivo é que os participantes definam como será feita a articulação entre as esferas municipal, estadual e federal para o cumprimento das vinte metas que compõe o PNE nos próximos dez anos. O evento estava marcado para acontecer em fevereiro, mas foi adiado pelo Ministério da Educação (MEC). Na época, o Fórum Nacional de Educação (FNE), responsável pela programação do evento, afirmou que havia interesses políticos no cancelamento, uma vez que o então ministro da Educação, Aloízio Mercadante, estava deixando a pasta para assumir a Casa Civil. O atraso na votação do PNE também teria sido responsável pelo cancelamento da Conae em fevereiro. Apresentado pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva no fim de seu mandato, em 2010, o documento levou quase quatro anos para ser votado no Congresso. O adiamento da conferência para depois das eleições evitaria que o evento servisse para fazer pressão para a votação do documento. Com a lei aprovada, as disputas serão outras. "Uma série de questões que ficaram agendadas no PNE serão debatidas, como a regulamentação de diversos pontos do plano", sintetiza o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

Comente agora
19
Nov
Professores anunciam paralisação após votação ser cancelada
Postado por: Samile Macêdo / 17:16h

Pela terceira semana consecutiva, os professores da rede pública municipal não alcançaram a votação do plano de carreira da categoria. O pleito na Câmara de Vereadores de Salvador nesta quarta-feira (19) foi cancelado novamente. De acordo com o líder da oposição Gilmar Santiago era necessária a presença de 22 vereadores, o que ocorreu, mas no ato da votação os vereadores saíam do plenário. "Quando chamávamos para a votação os vereadores do governo iam embora. Segundo o vice líder do governo, Leo Prates, foi um pedido do líder Joceval para que a votação só ocorresse na próxima semana", relatou. Joceval Rodrigues está de licença médica. Ainda de acordo com o oposicionista houve quebra de acordo entre as bancadas. Em conversa com o Bocão News, a diretora da APLB, Elza Melo, disse que a categoria vai parar as atividades na próxima segunda-feira. "Isso é uma falta de respeito. Vamos parar e é culpa dos vereadores governistas. Queremos que está Casa trabalhe e eles se negam a isso. Um absurdo", revolta-se. À votação de hoje era para retirar da pauta os vetos do prefeito ACM Neto aos projetos de vereadores que sobrepõe a pauta e bloqueiam a apreciação do plano de cargos dos professores. (Bocão News)

Comente agora
19
Nov
MP pede que Justiça anule contratos do Reda na Assembleia Legislativa da Bahia
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:30h

A anulação de, pelo menos, 641 contratos firmados entre a Assembleia Legislativa da Bahia e funcionários que estão sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) foi pedida pelo Ministério Público Estadual à Justiça, por meio de uma liminar nesta terça-feira (18). A Ação Civil Pública pretende obrigar a Assembleia a convocar 97 candidatos aprovados no concurso realizado no primeiro semestre deste ano e, demitir imediatamente, o mesmo número dos Redas. As promotoras Rita Tourinho e Patricia Medrado definiram a manutenção dos trabalhadores temporário mesmo após o compromisso firmado pelo presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado por ele em janeiro, como "imoral". Segundo o Ministério Público, foram descumpridas cláusulas do TAC que dizem respeito ao cronograma de nomeação dos candidatos aprovados dentro das vagas ofertadas e a um estudo sobre a demanda de servidores públicos concursados, para reavaliação dos contratos de Reda em vigor.(Metro1)

Comente agora
18
Nov
Ufba realiza debate sobre ‘Empoderamento das Mulheres Negras’
Postado por: Anacley Souza / 22:17h

Em homenagem ao mês da consciência negra, um debate discutirá o “Empoderamento das Mulheres Negras” a partir das 19h desta quarta-feira (19) no salão nobre do Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), na Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento é realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da área de Sociologia, e contará com a participação do Instituto Odara, representado por Márcia Nascimento, da arquiteta Rosenilda Sousa, da Diretoria de Projetos da Superintendência de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado (SEDUR) e a estilista eidealizadora da NEGRIF, Madalena Bispo, responsável pela criação de uma moda afrobrasileira voltada ao público adulto e infanto-juvenil. Na ocasião, serão discutidos temas como valorização da beleza negra, ideologia do branqueamento, racismo, emancipação das mulheres, sexismo, violência e opressão e terá um momento de discussão com a participação do público. (Bahia Notícias)

Comente agora
18
Nov
OAB abre inscrições para 'repescagem' na 2ª fase do XV Exame
Postado por: Anacley Souza / 22:02h

Os candidatos que foram reprovados na segunda fase do XIV Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem se inscrever para o reaproveitamento da nota da primeira fase até as 23h59 do dia 25 de novembro. As inscrições foram abertas na tarde desta terça-feira (18) e o reaproveitamento só vale para a realização da segunda fase do XV Exame, que acontece em 11 de janeiro. As inscrições devem ser feitas pelo site da FGV Projetos. O reaproveitamento de nota é um recurso de "repescagem" com o qual os bacharéis que passaram na primeira fase de uma edição do Exame, mas foram reprovados na segunda, podem "pular" a primeira fase (prova objetiva) da edição subsequente e fazer novamente apenas a prova prático-profissional. O recursou foi aprovado pela OAB no final do ano passado, e é usado desde o XII Exame. Para participar com o reaproveitamento de notas, os bacharéis devem pagar uma taxa de R$ 100, correspondente a metade do valor da taxa regular. A prova da primeira fase foi aplicada no domingo (16) e teve 80 questões objetivas.Para ser aprovado na prova objetiva, é preciso acertar pelo menos 50% das questões. O resultado preliminar dos aprovados para a segunda fase sairá no dia 2 de dezembro. O resultado final da primeira fase, após análise de recursos, será divulgado no dia 16 de dezembro.

Comente agora
18
Nov
UFRB divulga concurso para professor efetivo do CECULT
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:54h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições do concurso público para provimento de vagas de professor efetivo do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT),campus Santo Amaro da Purificação. As inscrições podem ser realizadas entre 19 de novembro e 11 de dezembro, através da página eletrônica de concursos da UFRB. São ofertadas nove vagas no total, seis para professor adjunto nas áreas de Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos; Diversidades, Cultura e Relações étnico-raciais e Conhecimento; e Ciência e Realidade. Uma vaga para professor assistente na área de Laboratório de Língua Inglesa e duas para professor auxiliar na área de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os candidatos têm até o dia 12 de dezembro para enviar pelos Correios, via Sedex, o requerimento de inscrição acompanhado do comprovante de pagamento e dos documentos listados no Edital N° 09/2014 para Gerência Técnica Administrativa do CECULT. A taxa de inscrição é de R$ 90. O concurso constará das seguintes etapas: prova ou escrita e prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas serão realizadas no CECULT entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2015. O cronograma das provas será divulgado no site de concursos da UFRB. Os candidatos aprovados poderão atuar em qualquer das disciplinas relativas à matéria/área de conhecimento objeto do concurso e em quaisquer dos Centros da UFRB. O prazo de validade do concurso será de um ano podendo ser prorrogado por igual período.

Comente agora
18
Nov
Inscrições para cursos gratuitos oferecidos pela Pronatec começam hoje
Postado por: Anacley Souza / 11:49h

Os moradores de Camaçari já podem se candidatar a uma das 188 vagas distribuídas em quatro cursos que estão sendo oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições começaram hoje, a partir das 8h e seguem até às 17h, na casa do Trabalhador do município. As vagas são para carpinteiro, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, e para auxiliar de operação de extração de tratamento de águas. Podem participar pessoas de 15 a 59 anos com escolaridade mínima de 9º ano (8ª série) do ensino fundamental, em caso de menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais munidos de RG e CPF. No ato da matricula o candidato precisa apresentar os documentos de RG, CPF, atestado escolar ou histórico, comprovante de residência e cartão poupança da Caixa ou cartão da conta-corrente.

Comente agora
17
Nov
MEC cria Idioma Sem Fronteiras para alunos e professores
Postado por: Anacley Souza / 14:31h

Ministério da Educação instituiu nesta segunda-feira (17) o programa Idioma Sem Fronteiras para ajudar na capacitação e proficiência em línguas estrangeiras. Vinculado ao Ciência Sem Fronteiras, o programa é voltado para alunos e professores que precisam melhorar a proficiência. A portaria foi publicada nesta segunda-feira, 17, no Diário Oficial da União. O Idioma Sem Fronteiras vai dar bolsas de estudos a estudantes, docentes de instituições públicas e privadas do ensino superior, professores de ensino básico, além de ensino de língua portuguesa para estrangeiros. As seleções serão feitas por editais específicos do MEC, assim como acontece no Ciência Sem Fronteiras. Ainda não há informação de quantos idiomas serão fornecidos no programa, que serão especificados nos futuros editais de convocação. Segundo a portaria, as aulas serão disponibilizadas presencialmente e pela internet. Para executar o projeto serão firmados convênios, acordos de cooperação com órgãos de governo, além de utilizar parcerias já existentes do Programa Ciência Sem Fronteiras e de outros programas de internacionalização para educação superior. O programa já existente, Inglês Sem Fronteiras, passa a partir desta segunda-feira a fazer parte do guarda-chuva do Idioma Sem Fronteiras. De acordo com o MEC, o projeto será custeado por recursos da União, mas ainda não há valores definidos no orçamento. As Informações são do Folha de S. Paulo.

Comente agora
17
Nov
Nível de inglês dos brasileiros é pior que o de argentinos, peruanos e equatorianos
Postado por: Samile Macêdo / 08:38h

Em ranking divulgado pela empresa de educação internacional EF (Education First), os brasileiros não avançaram no nível de proficiência em inglês em relação ao ano passado. O Brasil manteve a 38ª posição entre 63 países avaliados pela instituição. A Argentina foi o melhor país latino-americano na avaliação, ocupando a 15º lugar no ranking geral. O país mais bem avaliado no ranking geral foi a Dinamarca. Na outra ponta está o Iraque, com o nível mais baixo de fluência em inglês. O índice de proficiência no Brasil caiu um pouco, de 50,07, no ranking divulgado em 2013, para 49,96, na edição de 2014. O nível de inglês dos brasileiros é considerado baixo, pior do que o de vietnamitas, peruanos e equatorianos. Para classificar os países, a EF utiliza dados de exames de 750 mil alunos maiores de 18 anos que fizeram exames de inglês em 2013. Desde 2010, brasileiros conseguiram apenas uma evolução de 2,69 pontos, saindo de um nível muito baixo de fluência no idioma para um nível baixo de proficiência. (Correio)

Comente agora
17
Nov
Novo reitor da Ufba abre sindicância para apurar atrasos nas obras
Postado por: Samile Macêdo / 08:11h

A Universidade Federal de Bahia (Ufba) instaurou uma comissão de sindicância para realizar uma diagnóstico sobre as obras dentro do campi, cujos prazos estão vencidos. Com equipe nova na reitoria, à cargo do recém-reitor João Carlos Salles, o grupo se deparou com um “quadro de complexidade considerável” quanto às obras de expansão da universidade baiana. São, no total, 15 construções com o investimento total de R$ 58 milhões que ainda não estão finalizadas. Três delas foram interrompidas por “circunstâncias diversas”: o Complexo de Física e Química, o Instituto de Ciências da Informação e a Escola de Música. Já outras estão em fase de “conclusão”: Instituto de Ciências da Saúde, Hospital de Medicina Veterinária e Radiologia. Ainda nove estão em prosseguimento de execução, a exemplo da Faculdade de Direito e a Biblioteca de Exatas. As informações são do jornal A Tarde.

Comente agora
16
Nov
Confira o gabarito oficial da primeira fase do XV Exame de Ordem da OAB
Postado por: Redação Voz da Bahia / 23:04h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, na noite deste domingo (16), o gabarito oficial preliminar da primeira fase do XV Exame de Ordem (clique aqui). A prova foi aplicada na tarde deste domingo por todo o Brasil e teve 80 questões objetivas. Nesta primeira fase, são cobrados dos bacharéis conhecimentos de disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de questões sobre o estatuto da advocacia e da OAB e seu regulamento geral, código de ética e disciplina da OAB, direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, filosofia do direito, direito ambiental e direito internacional. Para ser aprovado na prova objetiva, é preciso acertar pelo menos 50% das questões. O resultado preliminar dos aprovados para a segunda fase sairá no dia 2 de dezembro. O resultado final da primeira fase, após análise de recursos, será divulgado no dia 16 de dezembro.

Comente agora
16
Nov
Veja os próximos desafios do Brasil na educação
Postado por: Samile Macêdo / 21:49h

APROVAR REGULAMENTAÇÕES E ORÇAMENTOS NO CONGRESSO - Até o quinto ano de vigência do PNE, ou seja, no começo do mandato que sucederá Dilma, o investimento em educação tem que ser equivalente a 7% do PIB. De acordo com o professor da UnB Luiz Araújo, o governo terá o desafio de realizar ajustes no orçamento para garantir o resultado. Maria Margarida Machado, presidente da ANPED, acredita que aprovar as regulamentações que passarão pelo Congresso ainda no primeiro ano é fundamental. A presidência precisará fortalecer a base aliada para conseguir as aprovações.

QUALIFICAR O ENSINO BÁSICO - Qualificar o ensino básico é o grande desafio apontado pelos reitores da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Roberto Souza Salles e Benedito Aguiar Neto, respectivamente. De acordo com Salles, as debilidades da educação básica refletem no ensino superior. Mesmo que o ensino básico seja responsabilidade de Estados e municípios, Neto acredita que o Governo Federal deve assumir um papel maior na questão.

MOTIVAR OS JOVENS PARA O MAGISTÉRIO - Para Neto, é preciso valorizar a carreira dos professores e incentivar os jovens a seguirem a docência. “As condições de ensino são precárias e os profissionais não são valorizados. Podemos prever um colapso pela falta de professores.”

Comente agora
16
Nov
Salvador: Pais realizam protesto por mais segurança após assalto em escolas particulares na Pituba
Postado por: Redação Voz da Bahia / 10:32h

Pais e alunos de escolas particulares de Salvador realizaram na manhã deste domingo (16) um protesto reivindicando maior segurança, após a ocorrência de diversos assaltos na região. A iniciativa partiu do movimento "Escola Segura", criado por pais e alunos de colégios particulares de Salvador, com o objetivo de reivindicar segurança pública nos locais em que as escolas estão localizadas. O grupo, formado por pais de instituições como Módulo, Módulo Criarte, Anchietinha, São Paul, Nossa Infância e Girassol, saiu da frente da Estação Atlética por volta das 8h. Segundo a integrante do movimento, Maria Dulce Baleeiro, "as famílias estão se reunindo através de rede social, até que possamos melhorar essas circunstâncias em torno da segurança pública", disse em entrevista para a Rádio Metrópole na quinta-feira (13). Na última semana, o colégio Módulo Criarte, localizado no Caminho das Árvores, foi assaltado pela segunda vez em um curto período. Pais esperavam seus filhos na entrada do colégio quando foram surpreendidos por dois homens armados. Os assaltantes levaram cerca de sete celulares e diversos relógios. 

Comente agora
15
Nov
Feirão permite que pais negociem dívidas com as escolas dos filhos
Postado por: Samile Macêdo / 18:53h

Pais devedores poderão sanar suas dívidas com escolas particulares no Feirão Nome Limpo. A decisão foi tomada ontem (14) durante reunião entre representantes do Procon-BA – órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) –, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA), Câmara de Dirigentes Lojistas da Bahia (CDL) e demais órgãos de proteção ao consumidor. Será a primeira vez que escolas particulares participarão de um feirão que tem como objetivo oferecer descontos especiais para quitar dívidas. “O Sinepe confirmou participação pioneira no Feirão Nome Limpo. Será uma oportunidade excelente. Não foi divulgado a lista de escolas que participaram do feirão, mas os pais podem entrar em contato com a CDL para verificar. As que não participarem serão informadas de como proceder para regularização”, explicou o coordenador de fiscalização do Procon-BA, Almir Ribeiro. O feirão acontecerá entre os dias 24 e 29 de novembro, no Centro de Convenções. Representantes do Sinepe estarão presentes à disposição dos pais.

Comente agora
15
Nov
Telecurso passará a ser exibido em novo canal da TV Cultura
Postado por: Anacley Souza / 09:38h

A Fundação Roberto Marinho e a Fundação Padre Anchieta assinaram, nesta sexta-feira (14), um acordo para que o Telecurso passe a ser exibido pelo Multicultura Educação, o novo canal da TV Cultura. Assim, o programa ganha mais uma plataforma de exibição. Segundo o acordo, o Telecurso será exibido no Multicultura Educação em caráter experimental. Nesta sexta, a Fundação Roberto Marinho anunciou ainda a expansão do sistema de educação, que agora também estará disponível pela internet no portal telecurso.globo.com. "A Globo, a Fundação Roberto Marinho e a TV Cultura são instituições que têm uma tradição muito grande na área da educação, que vão somar esforços para enfrentar esse grande desafio. Eu tenho certeza que a soma de experiências, a capacidade e a competência dessas três organizações vão fazer com que a gente possa dar um passo gigantesco para tentar melhorar a questão educacional no Brasil", disse Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta. "O Telecurso é um programa que já formou sete milhões de brasileiros e permitiu que muitos voltassem a estudar. Agora, seguindo uma tendência mundial, ele ingressa com muita força nas plataformas das novas mídias, permitindo que qualquer pessoa possa vir a assistir as aulas, formar o seu plano de estudos, com flexibilidade. Também nessa parceria com a TV Cultura a gente coloca o conteúdo educacional para ser usado por seu novo canal educativo.

Comente agora
14
Nov
'O Enem não será cancelado', diz presidente do Inep
Postado por: Anacley Souza / 14:34h

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, descartou, em Fortaleza, o cancelamento do Enem 2014 por causa de fraudes e suposto vazamento. "Está completamente fora de cogitação", disse. "Não há nada que nos leve a essa direção'', afirmou. Segundo ele, o Inep decidirá os procedimentos quanto ao suposto vazamento após o fim da investigação da Polícia Federal do Piauí. ''No nosso caso temos de esperar essa investigação para, então, procedermos a ação. O Enem não será cancelado. Estamos aqui diante de um fato completamente isolado que a policia está investigando. A isonomia será garantida a partir das informações que a polícia nos fornecer. É perfeitamente possível encontrar maneiras de restaurar uma isonomia em um evento localizado'', disse. Na manhã desta sexta-feira (14), Soares participou da apresentação do resultado da operação Apollo, da Polícia Federal, que prendeu quatro pessoas nesta manhã por fraude no Enem 2014. Duas prisões foram efetuadas em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, e duas na Paraíba. Foram cumpridos sete mandados de busca em Juazeiro do Norte, quatro na Paraíba e um no Piauí. Os quatro presos estão envolvidos na cooptação de candidatos interessados em participar do esquema de fraude e de pessoas para fazer o teste e passar o gabarito das questões durante a prova, segundo a Polícia Federal. Considerando dois flagrantes de pessoas repassando ''cola'' pelo celular na prova do Enem de sábado (8), são seis prisões relativas ao Enem 2014, dentro desta mesma investigação. As fraudes beneficiam principalmente candidatos interessados em ingressar em medicina em universidades públicas.  (Globo)

Comente agora
14
Nov
PF prende 4 pessoas acusadas de fraude no Enem e em vestibulares
Postado por: Samile Macêdo / 11:48h

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (14/11) a Operação Apollo, que investiga uma quadrilha acusada de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de diversos vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão no Ceará, na Paraíba e no Piauí. Segundo a corporação, a investigação começou há 13 meses e, além das prisões ocorridas hoje, foram presos em flagrante dois candidatos do Enem 2014, no sábado (6), na cidade de Juazeiro do Norte (CE). “As investigações seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso, responsável por fraudes ao Enem 2013 e 2014”, informou a PF. De acordo com a PF, o esquema tinha como centro de atuação a região do Cariri, no sul do estado do Ceará, mas as ações da quadrilha se estendiam também pela Paraíba. Os fraudadores direcionavam a atuação a candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas. A corporação destacou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelas provas do Enem, tem colaborado com as investigações desde o ano passado, “fornecendo as informações necessárias à identificação dos investigados e à elucidação da fraude”. Os presos foram indiciados pela prática dos crimes de fraudes em certames públicos e organização criminosa. (Tribuna da Bahia)

Comente agora
13
Nov
Prefeitura de S. A. de Jesus realiza Audiência Pública para avaliação do Plano Municipal de Educação (PME)‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:22h

Sancionada a lei maior do nosso país, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 214, através da emenda constitucional de número 59/2009, estabelecendo a elaboração de um Plano Nacional de Educação (PNE) de duração decenal, os municípios brasileiros terão um ano para a elaboração, de forma autônoma e participativa, dos Planos Municipais de Educação. Estes Planos servirão de guia para que todos os municípios possam indicar metas próprias e definir as ações, as responsabilidades (do poder público e comunidade em geral) e os recursos que devem ser aplicados para que alcancem uma educação democrática, igualitária e de qualidade, assegurando assim um direito básico de cidadania. Santo Antônio de Jesus já iniciou o processo de avaliação e elaboração do seu PME, e, na manhã de quarta-feira (12/11), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou no auditório do CETEP (Centro Educacional Territorial do Recôncavo) a Audiência Pública para apresentar à sociedade educacional, civil e política os resultados do processo de Acompanhamento e Avaliação dos objetivos e metas propostas na Lei do PME nº°880/2007 e seu anexo.

Comente agora
13
Nov
Ipiaú: Deficiente Visual é aprovado em curso de direito; jovem sempre sonhou em ser advogado
Postado por: Samile Macêdo / 11:53h

O sonho do deficiente visual Raidan Souza Santos, de 17 anos, de se tornar advogado, está mais próximo de ser realizado. O jovem, natural de Ipiaú, no sul da Bahia, foi aprovado no vestibular de direito da Faculdade Unime, em Itabuna. O mais novo universitário contou a sua trajetória ao programa do radialista Amarelinho, da FM Ipiaú. Ele começou a estudar aos três anos no Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (Capi). Raidan está concluindo, este ano, o segundo grau no Colégio Modelo Luíz Eduardo Magalhães. Ele disse que desde criança sonhou em ser advogado. “Eu sempre sonhei com isso. É uma profissão que a gente utiliza bastante o discurso, estuda as leis e ficamos sabendo dos nossos direitos para nos defender e ajudar o outro”, diz Raidan. O curso começa no início do próximo ano, e ele terá apoio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O jovem é bastante conhecido na região por ter trabalhado ao lado de radialistas da cidade. (BN)

Comente agora
13
Nov
Enem: jovem diz ter recebido tema da redação antes da prova
Postado por: Samile Macêdo / 09:50h

Um estudante da cidade de Picos, no sul do Piauí, denunciou uma possível fraude na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com ele, horas antes de fazer a prova no último domingo (9), ele recebeu, através de uma mensagem de celular, uma imagem contendo o tema da redação. Jomasio Barros, de 17 anos, comentou o caso em suas redes sociais. O jovem disse que não se importou com a foto no momento em que a recebeu, pois acreditou que era falsa. A preocupação só apareceu dentro da sala de aula, quando ele percebeu que a imagem era idêntica à folha da redação do exame. "No primeiro dia [de aplicação da prova, o sábado], recebi várias mídias falsas. Por isso não dei importância quando recebi esta. Mas quando recebi o caderno de questões e vi que era o mesmo, fiquei com ódio. Tanto que mal fiz a prova. Esperei o tempo mínimo e fui para casa", escreveu em sua página do Facebook. O rapaz compartilhou a suposta imagem em seu perfil. Ela teria sido recebida em um grupo de Whatsapp do qual ele faz parte às 10h47. O horário de início da aplicação do Enem no Piauí (que não adota o horário de verão) foi 12h. Os alunos estavam liberados para deixar a sala às 14h. Jomasio publicou a foto às 15h41. "E agora? Como um exame a nível nacional pode ser totalmente seguro e confiável se o tema da proposta de redação já tinha chegado até mim?", indagou. Ele contou também que já formalizou a denúncia na Polícia Federal, que apreendeu seu celular.

Comente agora
13
Nov
Enem deveria ter diferentes modelos de prova, defende especialista
Postado por: Letícia Oliveira / 07:53h
Uma reformulação do ensino médio exigirá também mudanças nas avaliações sobre essa etapa escolar, disse hoje (12) a coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco. Em audiência pública na Câmara dos Deputados, ela defendeu a criação de provas diferentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a serem aplicadas de acordo com o interesse e a formação dos estudantes. "Sem uma mudança na avaliação, vamos continuar tendo essa estrutura de ensino médio. Infelizmente, o ensino reage a como são feitas as avaliações. Muito mais no Brasil, em que o Enem é vinculado a outros programas e acaba pautando muito o que é oferecido em sala de aula", disse Alejandra em audiência da comissão especial que discute a jornada integral no ensino médio, prevista no Projeto de Lei 6.840/13. Para a coordenadora-geral, o ensino médio deve oferecer uma formação mais voltada às áreas de interesse dos estudantes. Dessa forma, diferentes provas do Enem poderiam ser aplicadas a candidatos que quisessem seguir formações das áreas de humanas ou exatas ou ainda que quisessem ingressar no ensino superior ou no ensino técnico. "O Enem cobra todas as áreas de conhecimento e no final das contas acaba refletindo nesse ensino médio enciclopédico que hoje existe em que se ensinam todas as disciplinas e que são avaliadas todas as disciplinas."
Comente agora
13
Nov
Educação: inscrições para o sorteio eletrônico prosseguem até 18/11
Postado por: Letícia Oliveira / 07:26h
Prosseguem até o dia 18 de novembro, as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, na Rede Estadual de Educação Profissional. Para o ano letivo de 2015, estão sendo ofertadas 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior. Mais de 32 mil candidatos já se inscreveram para o sorteio. A oferta contempla 71 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e 15 anexos, localizados em 69 municípios dos 27 Territórios de Identidade. Esta é mais uma ação da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. As vagas são destinadas a estudantes, jovens e trabalhadores, que concluíram o ensino médio, de forma gratuita, em estabelecimentos de ensino da rede pública de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal. Também podem se inscrever aqueles que tenham, comprovadamente, cursado o ensino médio em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico. Há vagas para 11 eixos tecnológicos e a oferta contempla 48 cursos técnicos de nível médio, dentre eles:
Comente agora
13
Nov
FNDE lançará sistema para agilizar distribuição de livros didáticos
Postado por: Letícia Oliveira / 07:16h
Para reduzir eventuais problemas de falta de livro didático em algumas escolas e evitar situações em que os estudantes esperam até o segundo semestre para receber um ou outro exemplar, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai lançar no ano que vem um sistema que permite que escolas cadastrem o número de estudantes matriculados e os livros que receberam a mais ou a menos. Com isso, os centros de ensino poderão se comunicar e fazer os remanejamentos necessários. "Verificamos que nos estados é suficiente a quantidade de livros adquiridos. Raramente, existem exceções, a quantidade é inferior. Mesmo assim, quando isso ocorre, a reserva técnica supre a necessidade. O que falta é que as escolas possam remanejar o material", explica a coordenadora de Apoio às Redes de Ensino do FNDE, Ana Carolina Souza Luttner. "O remanejamento é um dos pilares que o PNLD [Programa Nacional do Livro Didático precisa ter para executar bem o recurso público, para que o aluno tenha um livro de qualidade nas mãos, com mais agilidade", acrescenta. Anualmente, as escolas públicas recebem livros pelo PNLD, cujas compras são feitas pelo FNDE. O número de exemplares adquiridos é baseado em projeção feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com base no número de estudantes cadastrados no último Censo Escolar.
Comente agora
12
Nov
Inscrições para o IFBA de Valença e Santa Inês estarão abertas até o dia 16 de novembro
Postado por: Letícia Oliveira / 11:55h

Foram abertas as inscrições do processo seletivo para pessoas interessadas em estudar no IFBA. Eduardo Belmont, responsável pela área, em entrevista a Rádio Recôncavo FM, informou que as inscrições irão até o dia 16 de novembro e a região do Recôncavo Baiano é atendida pelos campis de Valença e Santa Inês. Ele explicou que em Valença a isenção da taxa está preocupando, pois os estudantes que fizeram a solicitação deveriam ter levado até o dia 31 de outubro o comprovante de que estudaram em escola pública e muitos não levaram. “Aqueles que esqueceram ou não perceberam que precisariam trazer o comprovante, precisam gerar seu boleto bancário na página da inscrição e pagar a taxa de R$ 10,00 até o dia 17 de novembro. Para quem não se inscreveu ainda dá tempo”, destacou. Os cursos oferecidos são de Técnico em Agropecuária (90 vagas) e Agroecologia (90 vagas) na modalidade integrado. Segundo Eduardo, na modalidade subsequente há 35 vagas para Agropecuária e mais 35 para Técnico em Meio Ambiente. O estudante que por ventura alegar e comprovar baixa renda e solicitar auxílio financeiro é muito possível conseguir o benefício. A prova será realizada no dia 14 de dezembro, domingo e a data do resultado final está no edital. As inscrições estão sendo feitas pelo site www.ifbaiano.edu.br

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
12
Nov
Voz do Leitor: Alunas de colégio de S. A. de Jesus estão sem aula por falta de transporte escolar, reclama mãe
Postado por: Samile Macêdo / 11:08h

Uma mãe de duas alunas, de nome não revelado, residente no município de Gamelo, Km – 053, zona rural de Santo Antônio de Jesus entrou em contato com a equipe da rádio Recôncavo FM, durante a manhã desta quarta-feira (12) para reclamar sobre o Transporte Escolar que não está parando no ponto para buscar suas filhas. “Já faz duas semanas que o ônibus não passa para buscar as meninas e estamos sem saber o que fazer, minhas meninas estão sem assistir aula no Colégio Estadual Renato Machado até hoje. Quanto tempo mais isso vai durar?”, indaga. A denunciante solicita que a Secretaria de Educação do município santo-antoniense resolva o problema.

Redação Voz da Bahia

Um comentário
12
Nov
Veja o gabarito oficial do Enem 2014
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:10h

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO
PROVA AMARELA (sábado)
PROVA ROSA (sábado)
PROVA AZUL (sábado)
PROVA BRANCA (sábado)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO
- PROVA AMARELA (domingo)
PROVA ROSA (domingo)
PROVA AZUL (domingo)
PROVA CINZA (domingo)

Segundo o ministro da Educação, as notas do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015: 







Comente agora
11
Nov
Secretaria Municipal de Educação promove audiência pública nesta quarta-feira (12)
Postado por: Anacley Souza / 19:01h

A secretaria de educação do município de Santo Antônio de Jesus promoverá audiência pública nesta quarta-feira (12), foi o que informou em entrevista a Recôncavo FM, Elimeyre Bitencourt. Segundo a secretária, o evento será realizado no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), antigo Colégio Modelo e falará a respeito dos processos e acompanhamento da avaliação educacional e sobre as metas do PME (Plano Municipal de Educação), “não vamos falar da educação nas escolas e sim no município de forma geral. Estamos convidando não só autoridades como toda a sociedade Santoantoniense para construirmos metas”, completa.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
11
Nov
Estudantes baianos participam de disputa internacional de robótica
Postado por: Anacley Souza / 13:41h

Os estudantes de engenharia Diego Fortuna e Rubem Pacheco representarão a Bahia no Sumo Robot Competition, torneio internacional de sumo de robôs, que será realizado nos Estados Unidos. Os jovens conquistaram o primeiro lugar na disputa realizada em maio deste ano em Salvador. A competição em solo americano acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro. Conduzidos por suas duplas, cada robô tem o desafio de localizar e empurrar seus adversários para fora da arena, através da aplicação de técnicas avançadas de eletrônica e programação. Estreante na competição, o estudante Diego Fortuna, 6º semestre de Engenharia Elétrica, e sua dupla Rubem Pacheco, 5º semestre Controle e Automação, desenvolveram o robô Metabee para participar do torneio realizado em Salvador. Com nome inspirado no anime japonês chamado Medabots, o Metabee possui seis sensores de infravermelho, sendo quatro em setores norte-sul-leste-oeste para fazer a identificação do oponente, e dois sensores de linha para o robô não ultrapassar o limite da faixa. Diego conta que no início não tinha a pretensão de vencer, por ser iniciante na competição. "Acabou nos surpreendendo conquistando o título, então vamos com a mesma vontade, mas mantendo sempre os pés no chão, tendo a perseverança e a fé em Deus de que tudo dê certo pra gente", fala. (Record)

Comente agora
11
Nov
Stº. Antº. de Jesus: Seminário na UNEB - Campus V aborda pesquisa em rede e inovação
Postado por: Letícia Oliveira / 07:33h

A Pesquisa em Rede: Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade do Estado da Bahia. Esse é o tema do VIII Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que será realizado entre os dias 10 e 14 de novembro, no Campus V da UNEB, em Santo Antônio de Jesus. O evento objetiva socializar as diversas experiências voltadas à pesquisa e Pós-Graduação da UNEB, destacando o seu potencial no que tange à inovação e à sustentabilidade em diferentes escalas de análise. A ação reserva em sua programação atividades como mesa-redonda, apresentação de trabalhos, minicursos e palestras. Destaque para a participação de Adelaide Alario Faljoni, da Universidade Federal do ABC (UFABC), ministrando a palestra de abertura, com o tema Inovação e Interdisciplinaridade na UniversidadeA iniciativa é uma realização da UNEB por meio do Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG). (Ascom-UNEB)

Comente agora
10
Nov
Estudantes protestam contra o fechamento do Colégio Militar no Dendezeiros
Postado por: Samile Macêdo / 22:29h

Cerca de 50 estudantes protestam na noite desta segunda-feira (10) na porta do Colégio Militar, no Dendezeiros, contra o fechamento da instituição. Segundo eles, a unidade não funcionará mais em 2015. Aos estudantes, o diretor alegou que pediu o encerramento das atividades por não haver número suficiente de estudantes. Procurada pela redação do Bocaão News, a assessoria da Polícia Militar informou que a questão está sob os cuidados da Secretaria de Educação do Bahia.

Comente agora
10
Nov
Inscrições para processo seletivo do IF Baiano seguem abertas até dia 16 de novembro
Postado por: Anacley Souza / 17:27h

Cerca de 2.500 vagas estão disponíveis no Processo Seletivo 2015 do IF Baiano. As inscrições para os cursos técnicos seguem até próximo domingo (16) e podem ser feitas apenas pela internet no site do IF Baiano. A taxa é de R$ 10. As vagas são distribuídas pelos dez campi da instituição, localizados nas cidades de Catu, Senhor do Bonfim, Guanambi, Santa Inês, Governador Mangabeira, Bom Jesus da Lapa, Valença, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Itapetinga. São ofertados cursos nas modalidades integrada (egressos do ensino fundamental que desejam fazer o ensino médio com técnico), subsequente (egresso do ensino médio que desejam fazer o ensino técnico) e Proeja (egressos do ensino fundamental, com mais de 18 anos, que possuam interesse em continuar os estudos, fazendo o ensino médio e técnico). Para ingressar em um dos cursos, os candidatos inscritos na modalidade integrada farão provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Naturais, Geografia, História e Matemática; já, na modalidade subsequente, Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática, no dia 14 de dezembro, domingo, às 9h (horário da Bahia), na cidade do campus onde pretende estudar. No caso da seleção para os candidatos inscritos na modalidade Proeja, será feita através de redação (no dia 14 de dezembro às 9h (horário da Bahia) e entrevista. O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 3 de fevereiro no site do IF Baiano. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail estudantes@concursos.ifbaiano.edu.br.

Comente agora
10
Nov
Escola Bahiana divulga resultado da 1ª fase de Medicina
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:56h
A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública divulgou nesta segunda-feira, 10 de novembro, a lista de candidatos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo Formativo para o curso de Medicina. As provas para a segunda fase acontecem nos dias 14/11 (vivência) e 16/11 (Prova subjetiva). A lista dos aprovados na primeira fase pode ser acessada no site da instituição: www.bahiana.edu.br. Além de Medicina, a Bahiana também oferece cursos de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Biomedicina e Enfermagem.
Comente agora
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com