As comentadas

Bom dia , Sábado, 02/08/2014









Enquete



Reflita

Blog

Educação

01
Ago
Uneb convoca aprovados em 2ª chamada da lista do SiSU
Postado por: Redação Voz da Bahia / 16:29h

Os aprovados em segunda chamada na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) devem fazer a matrícula para ingresso na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) neste segundo semestre, para cursos de graduação presencial. Os selecionados devem dirigir-se, exclusivamente nos dias 5 e 6 de agosto, à coordenação acadêmica do curso em que foi selecionado para efetivar a matrícula. O SiSU realiza a seleção dos inscritos de acordo com o desempenho que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Neste segundo semestre, a Uneb ofereceu 251 vagas, distribuídas entre 30 opções de cursos em 13 campi da universidade.

Mais informações podem ser obtidas no site da Uneb.

Comente agora
01
Ago
Fies: beneficiados têm até 31 de agosto para fazer mudanças no contrato
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:34h

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou, ontem, um novo prazo para os alunos beneficiados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terão até o dia 31 de agosto para realizar aditamentos nos contratos do financiamento. O prazo foi publicado no Diário Oficial da União de ontem e abrange todos os pedidos relacionados ao benefício, como renovação, suspensão, transferência, dilatação e também encerramento. Boa notícia para a estudante de Medicina Thais Batista, que ainda não havia feito a renovação do seu contrato. Para ela, o Fies foi a solução para conseguir se manter na faculdade e investir em seu aprimoramento durante a graduação.  “A manutenção é ainda mais cara  que o próprio curso. A gente sempre quer também se aprimorar com a participação em congressos e simpósios. O dinheiro que eu usaria para pagar a mensalidade eu acabo investindo nisso”.

Comente agora
01
Ago
Aprovados na 1ª chamada do Sisutec devem se matricular até esta sexta
Postado por: Letícia Oliveira / 08:38h

Os candidatos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) devem se matricular até esta sexta-feira (1º) para fazer a matrícula e garantir a vaga em cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo sistema. A matrícula deve ser feita na própria instituição onde os aprovados farão o curso. Consulte a lista de selecionados. A segunda chamada vai ser divulgada em 5 de agosto. O início das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.

Maioria das vagas no ensino privado: No total, a edição deste semestre oferece 247.888 vagas em instituições privadas (IES e escolas técnicas); 10.457 em escolhas públicas (institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais) e 30.996 no Sistema S (Senai e Senac). Todos os cursos, porém, são gratuitos. Segundo o MEC, 85% das vagas do Sisutec são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Apenas estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 puderam fazer inscrição no site. Neste semestre há vagas para o Sisutec em todos os estados brasileiros, sendo que a maior parte está concentrada em São Paulo (79.274 vagas), em Minas Gerais (40.112) e no Rio Grande do Sul (20.527). Os principais cursos técnicos ofertados nesta edição são técnico em logística (40.712 vagas), em segurança do trabalho (29.397), em enfermagem (25.557), em informática (21.819) e em edificações (9.171).

Comente agora
01
Ago
Ifba abre 6,8 mil vagas em cursos gratuitos
Postado por: Anacley Souza / 06:54h

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) abre hoje as inscrições para 6.880 vagas para o Processo Seletivo (Prosel) 2015, sendo 5.267 em cursos técnicos e 1.620 em cursos de nível superior, ambos gratuitos. As oportunidades estão divididas entre os 16 campi e nas quatro unidades de atendimento avançado. Em Salvador, estão sendo oferecidos 1.386 postos: 660 para qualificações de nível superior, 440 para técnico na modalidade integrada (ensino médio com curso profissionalizante) e 286 para técnico na forma subsequente (para quem já concluiu o ensino médio). A duração dos cursos varia de acordo com a modalidade, de dois anos a cinco anos, em média. As qualificações mais concorridas são as engenharias elétrica, mecânica, química, civil e ambiental; as licenciaturas de geografia, matemática, física, química e computação; e os técnicos em eletrotécnica, eletrônica e informática. A forma de ingresso também muda de acordo com o tipo de qualificação. Das vagas de nível superior, 60% será preenchida por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 40% através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Comente agora
31
Jul
UEFS divulga aprovados para o segundo semestre de 2014
Postado por: Letícia Oliveira / 16:42h

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou na tarde desta quinta-feira, 31, a relação dos candidatos convocados na primeira chamada do vestibular para o segundo semestre de 2014. A lista dos aprovados está disponível no site da Universidade. A matrícula será realizada no período de 7 a 14 de agosto, em dia e horário definidos de acordo com o curso. Para se matricular, o candidato aprovado deve apresentar o formulário de cadastro de alunos da graduação preenchido além dos documentos descritos no edital, ambos também disponíveis no site da instituição. Para mais informações, a Uefs disponibiliza ainda o número (75) 3161-8011, da Coordenação de Seleção e Admissão.

Comente agora
31
Jul
Ministério da Cultura lança programa que levará jovens para fazer cursos no exterior
Postado por: Letícia Oliveira / 16:30h

O Ministério da Cultura lançou nesta quinta-feira (31) dois editais para cursos e eventos no exterior, com o objetivo de levar 500 jovens agentes culturais para estudar e participar, em outros países, de eventos das mais diversas áreas e cursos. As atividades serão desenvolvidas entre novembro deste ano e março de 2015. Os editais abrangem áreas como música, artes cênicas, rádio, televisão e artesanato. Para ser selecionado, o jovem precisa ter alguma experiência na área em que está interessado. As instituições de ensino que receberão os jovens brasileiros foram mapeadas pelo ministério e visitadas pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. O critério para aceitação do jovem vai depender das próprias universidades estrangeiras, que receberão uma carta do estudante interessado, com auxílio do Ministério da Cultura. Depois disso, o jovem receberá convite da instituição, mas ainda terá que ser aprovado por uma banca composta por representantes do Ministério da Educação, da Diretoria de Relações Internacionais e da Fundação Nacional das Artes (Funarte), entre outras instituições.

Comente agora
31
Jul
UFRB convoca candidatos aprovados na 3° chamada da Lista de Espera SiSU 2014.1
Postado por: Letícia Oliveira / 16:23h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os candidatos classificados na terceira chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014.1 para realizarem as matrículas. A documentação deve ser entregue em 01 de agosto. Os classificados devem comparecer no prédio da SURRAC, campus de Cruz das Almas, no dia e horários divulgado no edital, conforme escalonamento. Para os candidatos selecionados por reserva de vagas (Lei. 12.711/2012) é necessário apresentar a documentação complementar também descrita no edital. A matrícula poderá ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído, o qual deverá portar, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos. Os estudantes já matriculados em cursos de graduação da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula.

  1. Confira a Relação de Aprovados - 3ª Chamada - Cadastro Seletivo 2014.1
  2. Veja também o Edital N°009/2014 de Convocação de Candidatos Reclassificados no SiSU - Lista de Espera 2014.1
  3. Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).
Comente agora
31
Jul
UFBA está entre as mil melhores universidades do mundo
Postado por: Letícia Oliveira / 13:34h

O Brasil tem 18 universidades entre as mil melhores do mundo, segundo uma lista divulgada pelo Center for World University Rankings neste mês. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição brasileira mais bem colocada e aparece na 131ª colocação, com nota 49.82, de um máximo de 100. O instituto, que publica a lista anualmente, usa oito indicadores objetivos para montar o ranking, que leva em conta a qualidade da educação e formação dos alunos, bem como o prestígio dos docentes, a qualidade da pesquisa e a relevância da produção científica das universidades. A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aparece na primeira posição com nota 100. A também americana Universidade de Stanford figura na segunda posição, com nota 99,09, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (98,69). O país com o maior número de instituições no ranking são os Estados Unidos, com 229 universidades, seguido de China (84), Japão (74), Reino Unido (64), Alemanha (55), França (50) e Itália (47). O Brasil aparece em 13º em número de faculdades na lista. Além da USP, integram o ranking a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de Campinas e a Universidade Federal de Minas Gerais. 

Comente agora
31
Jul
S. A. de Jesus: Nide lança oficialmente Escola Técnica Residência Saúde com mais de 20 cursos; veja fotos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:54h

Comente agora
31
Jul
Estudantes usam aplicativos e jogos na preparação para o Enem
Postado por: Anacley Souza / 06:56h

Faltam 70 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e o candidato não larga o celular, não dispensa o tablet e não sai da frente do computador. Ele até pode estar perdendo um tempo precioso, mas é possível, também, que esteja estudando. Usar aplicativos e jogos educativos para estudar não é novidade. A prática tem até nome oficial,  Edutainment, ou Entretenimento Educacional, em português. O estudante Pedro Argôlo, 18, ainda não sabe qual curso vai querer frequentar depois que sair do ensino médio, mas já se prepara para o Enem e não apenas com livros didáticos. Ele instalou no celular um dos mais de 20 aplicativos disponíveis para smartphones com o objetivo de estudar para o exame. “Foi um aplicativo que tem todas as questões do Enem, é meio que uma revisão do que já foi feito. Ajuda, porque quem está sem fazer nada acaba usando”, comenta.

Comente agora
30
Jul
Brasil tem 18 universidades em ranking com as 1.000 melhores do mundo
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 / 23:38h

A CWUR (Center for World University Rankings) publicou a edição 2014 do ranking com as 1.000 melhores universidades do mundo. A Universidade de Harvard ficou com a primeira posição da lista, que em 18 instituições brasileiras - todas públicas. O ranking é formulado a partir da análise de oito indicadores que levam em conta os números de prêmios e medalhas recebidos por estudantes e professores, a quantidade de alunos que atualmente ocupam cargos de CEO em grandes empresas, o número de publicações e citações de trabalhos de pesquisas em revistas influentes e de renome, e o número de pedidos de patentes internacionais. Segundo a publicação, os dados são compilados sem depender de estudos e apresentação das universidades.

Comente agora
30
Jul
Reitores questionam exclusão de Portugal do Ciência sem Fronteiras
Postado por: Letícia Oliveira / 16:42h

Reunidos no Rio de Janeiro para o III Encontro Internacional de Reitores que terminou nesta terça-feira (29) reitores de instituições portugueses lamentaram o fato de o país ter sido excluído do programa Ciência sem Fronteiras. Para voltar a atrair os estudantes brasileiros, algumas universidades passaram a aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no processo de seleção. Depois da Universidade de Coimbra, as universidades Aveiro e Beira Interior também já anunciaram que vão utilizar o exame nacional para aceitar brasileiros. “Temos de reconhecer que o Enem é um exame de qualidade. Seria ridículo obrigar estudantes que estão em condições de entrar em boas universidades federais brasileiras a fazer um exame adicional para entrar em Portugal”, afirma o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António Assunção. O reitor diz que a oferta de vagas no ensino superior português é maior do que a procura, e por isso o país tem de recorrer aos estudantes internacionais. “Portugal tem uma taxa de natalidade baixa, e o ensino superior está em um platô baixo. O número de candidatos ao ensino superior em Portugal está estagnado com tendência a abaixar.”

Comente agora
30
Jul
ProUni: estudantes em lista de espera têm até hoje para entregar documentos
Postado por: Letícia Oliveira / 14:41h
Encerra hoje (30) o prazo para os estudantes que aderiram à lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni), entregarem à instituição particular de educação superior a documentação que comprove as informações prestadas no momento da inscrição. A partir de agora, caberá ao estudante acompanhar as informações e proceder à matrícula diretamente com as instituições de ensino. Podem aderir à lista de espera os candidatos não selecionados nas chamadas regulares, os pré-selecionados em segunda opção de curso e quem não foi chamado por não formação de turma no curso. O ProUni oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral, e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. Esta segunda edição de 2014 do programa oferece 115.101 bolsas e tem 653.992 inscritos. 
Comente agora
30
Jul
Salvador: Estudantes fazem manifestação reivindicando posse da ABES
Postado por: Anacley Souza / 13:02h

Na manhã desta quarta-feira (30), estudantes saíram em passeata no bairro de Nazaré, em Salvador. De acordo com informações da Centel (Central de Polícia), os estudantes estão reivindicando a posse da ABES (Associação Baiana Estudantil). Ainda de acordo com a Centel, a manifestação começou ás 11h30, próximo a avenida Joana Angélica Severino. Os estudantes deslocaram-se do Colégio Estadual Severino Vieira para o Colégio Central. Uma viatura da Polícia foi acionada ao local. (Record Bahia)

Comente agora
30
Jul
UFRB abre novo processo seletivo para tutores EAD
Postado por: Redação Voz da Bahia / 12:07h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) divulga o processo seletivo de tutores. As vagas de caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) são para atuar no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), desenvolvidos na modalidade à distância. São concedidas 16 bolsas de tutores para desenvolvimento das atividades nos oito cursos: Gerações da EAD e Interfaces do AVA-Moodle; Educação Online; Legislação, Regulação e Direitos Autorais em EAD; Produção Científica e Textos Interativos para EAD; Currículo e Didática para EAD; Planejamento e Avaliação em EAD; AVA-Moodle para Gestores em EAD; AVA-Moodle para Professores e Tutores em EAD. A inscrição para a seleção, disponível desde 24 de julho, pode ser feita até 06 de agosto. Será realizada uma fase eliminatória e classificatória. Os resultados serão divulgados no dia 10 de agosto, na página da SEAD e as atividades serão iniciadas no segundo semestre letivo de 2014. É necessário possuir formação ou estar vinculado a programa de pós-graduação na área do curso em que pleiteia a atuação e disponibilidade de horário para trabalho com 20 horas semanais. Entre as atribuições, os tutores selecionados deverão colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes e mediar à comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes.

Comente agora
30
Jul
Projeto Link Aprendiz atuará em S. A. de Jesus e oferece cursos profissionalizantes para jovens de baixa renda
Postado por: Anacley Souza / 10:09h

Por meio do projeto Link Aprendiz, do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (Imic), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) vai realizar nos Centros Digitais de Cidadania (CDC's) cursos de informática, língua portuguesa, inglesa, conhecimentos gerais, noções de empregabilidade e atendimentos, seminários e palestras com psicólogos e orientadores vocacionais. O CDC em santo Antônio de Jesus está instalada no CSU ( Centro Social Urbano). O objetivo é preparar a juventude para o mercado de trabalho, melhorando sua apresentação em entrevistas de emprego e habilidade com a língua portuguesa e inglesa. “Será mais uma vertente de atuação do CDC para fortalecer acesso à informação e cultura em nossa cidade”, afirmou o dirigente do órgão. As inscrições para os cursos estão abertas e as aulas serão ministradas no dia 05 de agosto com o objetivo de levar conhecimento digital informacional que o mercado de trabalho busca nas pessoas de baixa renda. O público alvo do projeto são os jovens na faixa etária entre 16 e 20 anos, que utilizarão a plataforma Linux Berimbau. O curso tem durabilidade de dois meses e meio.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
30
Jul
Começam hoje (30) matrícula de selecionados no Sisutec
Postado por: Anacley Souza / 08:44h

Os selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem fazer a matrícula nas instituições a partir de hoje (30). O prazo vai até sexta-feira (1º). A lista dos selecionados foi divulgada ontem e pode ser acessada no site do Sisutec. O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula. A segunda chamada será divulgada no dia 5 de agosto, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo coma Agência Brasil, para esta edição do Sisutec, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais. O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano. (Agência Brasil)

Comente agora
29
Jul
Sisutec divulga aprovados na 1ª chamada
Postado por: Redação Voz da Bahia / 14:14h

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta terça-feira (29) a lista de candidatos aprovados na primeira chamada da edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os selecionados devem fazer a matrícula entre a quarta (30) e a sexta-feira (1º de agosto) diretamente na instituição de ensino. Consulte a lista de selecionados. A segunda chamada vai ser divulgada em 5 de agosto. O início das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro. Às 18h de sexta-feira (25), o sistema registrava mais de 318.671 candidatos inscritos, segundo balanço parcial divulgado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC Aléssio Trindade. As inscrições inicialmente terminariam às 23h59 de sexta, mas o MEC decidiu prorrogar o prazo até as 23h59 deste domingo.

Maioria das vagas no ensino privado

No total, a edição deste semestre oferece 247.888 vagas em instituições privadas (IES e escolas técnicas); 10.457 em escolhas públicas (institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais) e 30.996 no Sistema S (Senai e Senac). Todos os cursos, porém, são gratuitos.

Comente agora
29
Jul
UFRB comemora nove anos de conquistas na inclusão social e excelência acadêmica
Postado por: Anacley Souza / 12:52h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) completa, no próximo dia 29 de julho, nove anos de história. Criada pela Lei Nº 11.151/2005, a primeira universidade federal do interior da Bahia é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade do Recôncavo, com o objetivo principal de explorar o potencial socioambiental e cultural da região, bem como servir de polo integrador. Desde então, acumula números relevantes no ensino, pesquisa e extensão, inserindo entre as suas prioridades a inclusão social. No início de suas atividades, eram 15 cursos de graduação e um curso de mestrado. Em 2014, já são 40 cursos de graduação, 2 programas de pós-graduação com doutorado, 7 mestrados acadêmicos, 5 mestrados profissionais, 6 especializações e uma residência clínica. Com uma média de 9 mil estudantes, a instituição ofertou este ano mais de 2.400 vagas na graduação, sendo a primeira universidade do país a ter uma pró-reitoria de políticas afirmativas e a única a promover anualmente um fórum internacional sobre o tema. A UFRB possui hoje 84,3% de estudantes negros, frente a 40,8% da média nacional, segundo dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Desde a sua criação, em 2005, já adotava a reserva de 45% das vagas para cotistas. Após a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, foi a primeira universidade a aplicá-la integralmente, reservando 50% das vagas ao sistema.

Comente agora
29
Jul
Primeira chamada do Sisutec do segundo semestre de 2014 será divulgada nesta terça-feira (29)
Postado por: Anacley Souza / 09:15h

A primeira chamada do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) do segundo semestre de 2014 será publicada nesta terça-feira (29), no site www.sisutec.mec.gov.br. Até o final da tarde de ontem (28), a assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação) não soube informar o horário em que os resultados estarão disponíveis. As inscrições terminariam na sexta-feira (25), mas foram prorrogadas até domingo (27). A matrícula dos convocados na primeira chamada deve ser feita entre 30 de julho e 1º de agosto. De acordo com o edital do Sisutec, o local de realização de matrícula do candidato será o mesmo local de oferta do curso. A segunda chamada deve ser publicada no dia 5 de agosto, com matrícula prevista para os dias 6, 7 e 8 do mesmo mês. O candidato que for selecionado em primeira chamada para a primeira opção de curso não participará da segunda chamada, mesmo que não tenha efetuado a matrícula. Já o candidato que for selecionado em primeira chamada para a segunda opção de curso poderá continuar a concorrer, em segunda chamada, a uma vaga para sua primeira opção de curso, quando houver vaga disponível, tendo ou não efetuado matrícula na instituição de ensino durante a primeira chamada. As vagas que não forem ocupadas após as chamadas regulares do Sisutec serão preenchidas mediante inscrição online, entre os dias 11 e 20 de agosto.

Comente agora
29
Jul
Campus de Santo Antônio de Jesus abre seleção de mestrado para aluno especial
Postado por: Anacley Souza / 08:34h

O Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS) do Campus V da UNEB, em Santo Antônio de Jesus, vai abrir inscrição para o curso de mestrado na categoria aluno especial. Estão sendo ofertadas 8 vagas para a disciplina História, Memória, Identidade e Tradição: A crítica do pensamento herdado e abordagens contemporâneas sobre as experiências negras na África e na diáspora. O curso é direcionado a graduados em história ou áreas afins. Para se inscrever, os interessados devem entregar, entre os dias 4 e 8 agosto, a ficha de inscrição, o comprovante de pagamento da taxa no valor de R$ 40 e os demais documentos exigidos no edital da seleção, na secretaria do programa, das 9h às 12h e das 14 às 16 horas. Há ainda a opção de enviar os documentos autenticados pelos Correios (via Sedex). O resultado será divulgado no dia 15 de agosto no site www.mestradohistoria.com.br. A matrícula será realizada nos dias 18 e 19 do mesmo mês.  Maiores informações pelo telefone  (75) 3631-3465.

Comente agora
28
Jul
ONU abre concurso para jovens profissionais
Postado por: Letícia Oliveira / 13:32h

Todos os anos, as Nações Unidas procuram candidatos(as) altamente qualificados, que estão prontos para começar uma carreira como funcionários públicos internacionais. O Programa Jovens Profissionais (YPP, na sigla em inglês) é uma iniciativa que traz novos talentos para a ONU, por meio de um concurso anual. Neste ano, o exame será em 4 de dezembro de 2014 em Economia, Direitos Humanos, Tecnologia da Informação, Fotografia, Assuntos Políticos e Produção de Rádio (em árabe, chinês, espanhol, suaíle e russo). Os candidatos devem ter 32 anos ou menos até o final de 2014. Se você é graduado no ensino superior, fala inglês ou francês fluentemente, é cidadão de um dos países participantes do programa (acesse aqui a lista), saiba abaixo como participar. Entre os países deste ano estão Brasil e Angola. O período para se candidatar ao exame vai de 14 de junho a 26 de agosto de 2014 (23h59, hora do leste dos Estados Unidos), por meio do portal de Carreiras da ONU (http://careers.un.org). As fases de inscrição são as seguintes:

  • 14 de junho a 13 de agosto: Tecnologia da Informação e Assuntos Políticos
  • 21 de junho a 20 de agosto: Economia e Produção de Rádio (em árabe, chinês, espanhol, suaíle e russo)
  • 27 de junho a 26 de agosto: Direitos Humanos e Fotografia

Saiba todas as informações em https://careers.un.org/yppToda e qualquer dúvida deve ser enviada diretamente para o contato disponível na página do programa,também disponível aqui.

Comente agora
28
Jul
Desempenho ruim dos professores faz crianças perderem um dia de aula por semana na América Latina
Postado por: Anacley Souza / 11:02h

A cada semana, a baixa eficácia dos professores faz com que os alunos das escolas públicas da América Latina e Caribe sejam privados de um dia inteiro de aula. A informação foi retirada de uma pesquisa inédita do Banco Mundial, que coletou dados em mais de 15 mil salas de aula de 3.000 escolas primárias e secundárias em sete países da região, entre eles o Brasil. Os principais problemas que motivam esse tempo perdido são as faltas dos professores, a má preparação antes das aulas, o baixo nível de habilidade e a remuneração pequena dada a esses profissionais, bem como a presença de uma liderança escolar fraca exercida pelos gestores dentro das escolas. O relatório foi lançado pelo Banco Mundial na última quinta-feira (24), no Fórum Regional da Educação e Soluções, realizado na Universidade Católica de Lima. Jorge Familiar, vice-presidente do Banco Mundial na América Latina e Caribe, disse que "é difícil pensar em um elemento mais importante do que a educação de qualidade para ampliar as oportunidades para todos os latino-americanos". Ele também enfatizou que os professores são os elementos mais significativos para elevar a qualidade da educação e que, em uma região que necessita melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, a pesquisa é um sinal de que muito mais deve ser feito para recrutar, preparar e motivar os docentes. De acordo com outra pesquisa global realizada pela instituição, os alunos com os melhores professores avançam 1,5 nível de escolaridade ou mais por ano, enquanto aqueles que aprendem com os piores professores perdem 0,5 anos do currículo no mesmo período.

Comente agora
27
Jul
Observatório estuda processo de formação de condutores
Postado por: Anacley Souza / 10:37h

Para o engenheiro Paulo Guimarães, responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento do Observatório Nacional de Segurança Viária, três fatores principais contribuem para o aumento da suspensão e cassação de carteiras de habilitação. "Em 2004, não existia o Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito). Entã o, se o condutor cometesse alguma infração fora de seu estado, não recebia multa ou pontuação", diz. "Além disso, a modernização e o advento da Lei Seca, com penas mais severas, também contribuiram para o aumento", complementa o engenheiro. O principal fator citado por ele, no entanto, é a formação dos condutores. Por isso, o observatório deve publicar no próximo mês um trabalho de revisão sobre o processo de formação. "É o maior problema no que diz respeito à cultura de segurança viária. Ele é como uma fábrica de prego torto", ressalta Guimarães. Ele conta que o trabalho foi solicitado ao observatório pela Câmara dos Deputados e tem o objetivo de fazer um diagnóstico de todas as etapas do processo de formação de condutores. "O psicoteste, por exemplo, será que está adequado? Os critérios são uniformizados. Se ele é tão importante, por que não precisamos fazer durante a renovação? Estas são questões que vamos propor", afirma Paulo Guimarães. O especialista questiona a substituição de aulas práticas na rua pelo simulador de direção, previstas pela Resolução 493/ 2014 do Contran. "É mais uma premissa errada. Os simuladores não substituem as aulas práticas em termos de aprendizado", diz.(Jornal A Tarde)

Comente agora
26
Jul
Inscrições no Sisutec podem ser feitas até amanhã
Postado por: Anacley Souza / 17:12h

Os interessados em concorrer a vagas gratuitas no ensino técnico têm até amanhã (27) para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O sistema oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S. O prazo terminaria ontem (25), mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, são ofertadas 289.341 vagas. A inscrição deve ser feita no site do Sisutec. As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero. No site do programa é possível consultar os cursos disponíveis. As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde (32,17%), comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las ao longo do período de inscrição. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês, e as matrículas dos alunos selecionados serão feitas do dia 30 deste mês a 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo do MEC ocorre duas vezes por ano.

Comente agora
25
Jul
Estudantes da UFBA poderão adotar nome social a partir de 2015
Postado por: Anacley Souza / 17:43h

Os alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vão poder utilizar seu nome social nos registros acadêmicos a partir do primeiro semestre de 2015, conforme resolução publicada em 18 de junho, aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. A resolução é voltada para aqueles cujo o nome social não reflita sua identidade de gênero. Para a reitora da universidade, Dora Leal Rosa, a expectativa é de que essa medida seja capaz de estimular o acesso e a permanência de transexuais e travestis na universidade, que não se sentem acolhidos no ambiente acadêmico. A medida foi possível após a solicitação, embasada por várias legislações, apresentada pelo professor titular aposentado de Antropologia da Universidade Federal da Bahia, Luiz Mott ao Conselho Nacional de Reitores, no ano de 2013, além das reivindicações formuladas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA ao Conselho Universitário da Universidade. Para obter o direito,o estudante precisa solicitar a inclusão do nome social nos registros acadêmicos, na Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis e encaminhar à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), à Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) ou à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) durante o tempo em que estiver na UFBA.

Comente agora
25
Jul
Hoje é o último dia para se inscrever no Sisutec
Postado por: Letícia Oliveira / 08:30h

Termina hoje (25) o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados podem se candidatar pela internet, no site do programa. Lá também é possível consultar a lista de cursos disponíveis. O Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S. Nesta edição serão ofertadas 289.341 vagas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais. Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), até as 19h de ontem (24), 276,2 mil pessoas estavam inscritas. Como cada candidato pode optar por até dois cursos, o sistema registrou 528,7 mil inscrições. O mais concorrido é o de técnico do trabalho, com 74,4 mil inscritos. Em seguida, aparecem os de técnico em logística (61,9 mil), técnico em enfermagem (47,3 mil) e técnico em informática (35,1 mil).

Comente agora
24
Jul
Ufba aprova uso de nome social por estudantes a partir de 2015
Postado por: Letícia Oliveira / 16:41h

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba) aprovou uma resolução indicando que os estudantes da instituição poderão usar seu nome social a partir do semestre 2015.1. A decisão beneficia as pessoas que tem um nome oficial que não reflete adequadamente sua identidade de gênero. A resolução foi aprovada na última sexta-feira (18), mas divulgada apenas nesta quarta-feira (24). Para a reitora da Ufba, Dora Leal Rosa, a medida vai fazer com que travestis e transexuais se sintam mais confortáveis e acolhidas dentro do ambiente da universidade, estimulando o seu ingresso na instituição. Com a decisão, o estudante pode ter o seu nome social em todos os documentos de uso interno da Ufba, como diários de classe, fichas e cadastros, formulários, listas de presença, divulgação de notas e resultados de editais. Por outro lado, documentos como histórico escolar, certificados, certidões, diploma de conclusão, as atas e documentos oficiais relativos à conclusão do curso e colação de grau ainda apresentarão o nome oficial. 

Comente agora
24
Jul
Xuxa avisa que vai tirar bota ortopédica: 'Não aguento mais'
Postado por: Letícia Oliveira / 16:34h

Xuxa usou seu Instagram na tarde desta quinta-feira, 24, para avisar que deverá se livrar da bota ortopédica, usada devido a sua sesamoidite, uma inflamação dos ossos sesamóides - pequenos ossos no peito do pé que são submetidos a grandes cargas durante os exercícios e o uso prolongado de salto alto. "Final do mês vou tirar a botinha (espero), afff, não aguento mais", escreveu a apresentadora na legenda da foto. Na imagem, aparece apenas o pé da loira com a bota ortopédica no pé esquerdo dentro de um carro. (Ego)

Comente agora
24
Jul
Escolas baianas com notas mais altas no Enem dão dicas para prova
Postado por: Anacley Souza / 08:30h

No ranking de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), algumas instituições já têm lugares garantidos entre as melhores. Nos últimos resultados divulgados pelo Ministério da Educação,   duas escolas de Feira de Santana e três de Salvador aparecem como as cinco com médias mais altas na prova. Em comum entre elas, o foco em ir além do conteúdo e trabalhar as habilidades e competências exigidas pelo exame. O Helyos, em Feira, já tem a tradição de ocupar o primeiro lugar entre os melhores da Bahia e, no último resultado divulgado, em novembro do ano passado, ficou na sétima posição no país. A coordenadora pedagógica do colégio, Patrícia Moldes, diz que o Enem é o reflexo do que já vem sendo trabalhado ao longo dos anos com os estudantes. Hoje, com a maior adesão das universidades ao exame como forma de seleção, o preparo dos alunos mudou bastante.  “Começamos a focar na preparação física (dos alunos). A prova do Enem não é difícil, existem vestibulares muito mais complicados, mas a prova demanda que o aluno tenha habilidade com o tempo e interpretação das questões para que não precise voltar para ler novamente”, afirma.  Por conta disso, a estudante Flávia Almeida, que vai tentar uma vaga para Direito na Ufba, estuda com o despertador do lado. “Nas questões de matemática, separo três minutos para cada uma e coloco o despertador para que eu consiga responder”, detalha. Ela diz ainda que é preciso estar atento ao que acontece no mundo. “Hoje é tudo muito voltado para o que está acontecendo, então, eu leio jornais e revistas para me atualizar”, indica. 

Redação: No Anchieta, na Pituba, que aparece em segundo lugar entre as escolas baianas, são três simulados durante o ano voltados exclusivamente para o Enem.

Comente agora
23
Jul
Projeto vai conceder auxílio-educação de R$ 50 a 53 mil crianças
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:38h

Pais beneficiados pelo Bolsa Família, auxílio do governo federal para pessoas em situação de pobreza, poderão contar em breve com um auxílio financeiro do município para cuidar e educar os filhos. A prefeitura de Salvador vai lançar o programa Primeiro Passo, que  concederá uma ajuda de custo de R$ 50 mensais para famílias com crianças de 0 a 5 anos. A iniciativa vai beneficiar 53 mil crianças, conforme estimativa da gestão municipal. O lançamento do projeto será  às 10h de sexta-feira, no Parque da Cidade, dia em que o projeto de lei seguirá para a Câmara de Vereadores. Terão direito ao benefício apenas famílias cadastradas no Bolsa Família, que comprovarem a inexistência de vagas em creches e pré-escolas próximas ao bairro onde moram. Pais que tirarem os filhos de escolas públicas não terão acesso ao recurso.  Os participantes do programa também terão que comprovar a participação da criança em atividades das áreas de educação, saúde e assistência social, além de  ao menos uma consulta médica de acompanhamento por semestre. O valor será concedido por filho e será limitado a três crianças. "Fizemos um levantamento e percebemos que a maioria das creches e pré-escolas de bairros periféricos cobra em média R$ 50 pela mensalidade.

Comente agora
23
Jul
Resultado do vestibular da UEFS será divulgado em agosto; confira gabarito
Postado por: Redação Voz da Bahia / 07:56h

Após terceiro e último dia de provas do vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), nesta terça-feira (22), os candidatos já podem conferir os respostas no gabarito divulgado nesta tarde. O resultado final será publicado no dia 1° de agosto. Ao todo, são 870 vagas divididas em 25 opções de cursos. O gabarito da prova de segunda-feira já foi publicado nesta tarde (confira aqui). O de domingo já havia sido publicado (consulte). Dos 9.848 candidatos inscritos, 1.957 não compareceram às provas, o que equivale a 19,87% de desistência nos três dias de avaliação. Medida como a antecipação da abertura dos portões em 15 minutos pode ser aplicadas a partir das próximas edições. A universidade oferece ainda mais 50 vagas, duas por curso, para estudantes indígenas e quilombolas - 169 indígenas e 81 quilombolas foram inscritos nesse processo seletivo. Cerca de 50% das vagas são destinadas a alunos que tenham cursado o ensino médio e pelo menos dois anos do enino fundamental em rede pública de ensino. Destas vagas, 80% é destinada aos que se declaram afrodescendentes.

Comente agora
22
Jul
Ministério do Turismo oferece 110 bolsas de estudo no Reino Unido e na Espanha
Postado por: Letícia Oliveira / 17:48h

O Ministério do Turismo está com inscrições abertas para o Projeto de Qualificação Internacional. Estão sendo oferecidas 110 bolsas de estudo cursos de capacitação na área de Turismo e aperfeiçoar a fluência em inglês ou espanhol em escolas de excelência no Reino Unido e na Espanha. Do total de vagas, 60 são para estudar na Espanha e 50 para o Reino Unido. Serão aprovados os alunos com a pontuação mais alta. Os dois países foram escolhidos por serem grandes receptores de turistas, além de terem o reconhecimento pela qualidade de suas instituições de ensino superior. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É necessário estar matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade, ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados entre 2009 e 2013, e comprovar a proficiência em inglês ou espanhol.

Comente agora
22
Jul
UFRB abre processo seletivo para curso de Licenciatura em Educação do Campo‏
Postado por: Redação Voz da Bahia / 11:54h

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o processo seletivo especial para ingresso no curso de graduação de Licenciatura em Educação do Campo. São ofertadas 240 vagas: 120 em Amargosa, para área de conhecimento em Ciências Agrárias, e 120 vagas em Feira de Santana, sendo 60 para área de conhecimento em Ciência da Natureza e 60 para Matemática. O curso é destinado a professores e profissionais em exercício nas escolas do campo sem formação inicial, professores que não possuem formação específica nas áreas de atuação dos cursos e estudantes de comunidades rurais que tenham concluído o Ensino Médio. A inscrição pode ser realizada via internet na página do Processo Seletivo da UFRB - PROSEL entre os dias 15 a 29 de agosto. As provas serão aplicadas no dia 28 de setembro, exclusivamente nos municípios de Amargosa e Feira de Santana. A prova escrita será dividida em duas partes: objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e redação, de caráter classificatório. Somente os candidatos habilitados na prova objetiva terão a questão dissertativa corrigida. A homologação do resultado final ocorrerá no dia 08 de novembro, após julgamento dos recursos cabíveis.

Comente agora
22
Jul
Professores acampam na sede da Direc na cidade de Barreiras
Postado por: Anacley Souza / 11:28h

Professores do oeste do estado estão acampados na sede da Direc (Diretoria Regional de Educação) na cidade de Barreiras. A ação já dura quatro dias. O protesto é por causa do atraso nos salários dos servidores. Um dos professores relatou em entrevista que todos os servidores da educação estão com seus soldos atrasados há mais de seis meses. Acampados no pátio da Direc 25 desde a última sexta-feira (18) os professores que trabalham na cidade de Barreiras e São Desiderio foram contratados pelo sistema de PST (Prestação de Serviço Temporário), “tivemos que tomar esta atitude drástica, de tomar a força o território da Diretoria. Não só os professores, assim com pais de alunos estão revoltados com esta situação. O que queremos é uma reunião com a mesa diretora e que esta situação seja resolvida”, fala Maciel Almeida professor integrante no ato. Para o professor Alisson Assunção que é contratado pelo sistema desde o ano de 2012, a situação já é corriqueira mais que nunca chegou a este extremo de seis meses sem salários depositados, “antes da ocupação conversamos com a diretoria para pelo menos sabermos o que de fato está acontecendo. Como não obtivemos resposta tomamos o prédio e só sairemos quando estiver resolvido”, comenta.

A diretora da Direc 25, Risolda Maia, falou em entrevista e disse que houve um erro nos depósitos creditado a conta do Professor Maciel por isso motivou o atraso no pagamento dele. No caso do professor Alisson, os salários ainda não foram pagos porque existe uma pendência de documentação na escola em que leciona, “a diretora do colégio onde o Professor Alisson ministra, informou a diretoria que o mesmo segurou parte de sua documentação exigida para contratação. Estarei entrando em contato com os responsáveis pela secretaria de educação, que foram comunicados das queixas, e tão logo darei uma resposta favorável ou não a todos os professores”, completa.  Informações da TV Bahia

Comente agora
22
Jul
Jaguaripe: Alunos da comunidade do 'Caçhaço' denuncia falta de transporte escolar para a comunidade
Postado por: Anacley Souza / 09:47h

Alunos da localidade do Cachaço, zona rural da cidade de Jaguaripe, entraram em contato com a Recôncavo FM na manhã desta terça-feira (22) para denunciar sobre a falta de transporte escolar. Segundo denunciante, há mais de quinze dias que o ônibus escolar que faz a linha Cachaço/Capão está sem trafegar por conta das péssimas condições em que se encontram as estradas vicinais naquela localidade. Os pais e alunos pedem providências as secretarias de infraestrutura e transporte do município de Jaguaripe para que toda esta situação seja contornada o quanto antes, “estamos perdendo aula e é um período importante para nós alunos. Com as chuvas a estrada que já não é boa fica pior e o ônibus não vem até aqui”, fala um estudante.

Redação Voz da Bahia

2 comentários
22
Jul
UNEB: NEC de Santo Antônio de Jesus inscreve para novas turmas
Postado por: Anacley Souza / 09:44h

O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) do Campus V da UNEB, em Santo Antônio de Jesus, abre inscrições para as novas turmas dos cursos inglês e francês. Serão disponibilizadas cerca 125 vagas, distribuídas para os níveis básico I de inglês (100) e francês (25). O investimento é de R$ 220 por semestre, “esse valor está ajustado a realidade dos estudantes do Recôncavo”, salienta Jonício Dias, coordenador representante do núcleo na unidade que esteve em contato com a Andaiá FM na manhã desta terça-feira (22). Os interessados deverão se inscrever no colegiado do curso de Letras Vernáculas da unidade, das 8h às 12h, ou no laboratório de línguas, das 13h às 17h. As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento das vagas. O curso, que terá início no dia 17 de agosto, tem duração total de 3 anos e meio com carga total de 315 horas-aula. “ as aulas são sempre ministradas aos sábados, para garantir que todos, principalmente os trabalhadores do comércio possa participar e e dias de segunda pela manhã e quarta-feira a noite”, ressalta. Devido ao atual sistema globalizado, é muito importante o aprendizado de outro idioma. Além de adquirir conhecimento de nova língua, os participantes vão aumentar as oportunidades e as chances no mercado de trabalho. Os interessados deverão se dirigir ao núcleo de ciência vernáculas instalado no Campus V da UNEB ou pelos telefones 3631-2855 / 3631-2895 / 8857-7650.

Redação Voz da Bahia

Comente agora
22
Jul
Prefeitura de Santo Antônio de Jesus realizou 1º Encontro do Curso Formação pela Escola
Postado por: Redação Voz da Bahia / 09:15h

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quer estimular toda a comunidade escolar a contribuir ainda mais com a qualidade na educação. Para isso, criou o curso Formação pela Escola que faz parte do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) e é realizado pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias de Educação municipais e estaduais. Em consolidação ao PAR (Plano de Ações Articuladas), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação aderiu ao programa com o intuito que técnicos das escolas e da Secretaria de Educação tenham uma visão ampla da execução dos programas do FNDE, buscando reforçar o controle social sobre os recursos repassados, contribuindo assim, com a qualidade da educação em nosso município. Para isso, na manhã da última terça-feira (15/07), aconteceu na Secretaria de Educação, na sala do NAPEF (Núcleo de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Fundamental), a primeira formação presencial ministrada pela tutora do programa, Silvia Coaxi, que teve como objetivo discutir o módulo de Competências Básicas, fazendo com que os cursistas compreendessem o sentido das políticas públicas na área social, bem como conhecer as políticas para a educação básica e as fontes de financiamento e mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação.

Comente agora
22
Jul
Hoje é o último dia para participar da lista de espera do ProUni
Postado por: Anacley Souza / 08:42h

Hoje (22) é o último dia para aderir à lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) na página do programa na internet. Pela lista, os candidatos que não foram selecionados poderão concorrer às bolsas não preenchidas nas chamadas regulares. Para participar, basta entrar na página pessoal com inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e confirmar a opção. Todos os candidatos participantes da lista de espera deverão comparecer, nos dias 29 ou 30 de julho, às respectivas entidades de ensino e entregar a documentação para comprovar os dados repassados no ato da inscrição. Podem integrar a lista para a primeira opção de curso, informada na hora da inscrição, aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas anteriores ou foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas não foram formadas turmas. Candidatos pré-selecionados na primeira opção de curso, mas que não foi formada turma, podem integrar a lista de espera para a segunda opção de curso feita na inscrição. O ProUni oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. Esta edição do programa oferece 115.101 bolsas e tem 653.992 inscritos. (Agência Brasil)

Comente agora
22
Jul
Tema de redação do vestibular da Uefs surpreende candidatos
Postado por: Redação Voz da Bahia / 08:29h

Ciberativismo foi o tema da redação do vestibular 2014.2 (ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana, no primeiro dia de provas - domingo (20) -, o que surpreendeu muitos dos 10 mil estudantes que disputam as 870 vagas dos 25 cursos. Cainã Leão, 16 anos, que é município de Milagres, na região centro da Bahia, e concorre a uma vaga no curso de engenharia civil, aprovou “o assunto inesperado”, mas considerou “fácil e atual”. Géssica de Oliveira Bastos, 17, da cidade de Itaberaba, que concorre a uma vaga no mesmo curso, disse ter feito boa prova. “O assunto trata do aspecto da atualidade que envolve as manifestações populares convocadas pela internet”. Já João Pedro Alves Araújo, 19, natural de Irará, considerou também o tema “foi difícil e inesperado”.

Comente agora
22
Jul
Com 11.715 candidatos, Bahia lidera primeiro dia de inscrições no Sisutec
Postado por: Anacley Souza / 06:58h

O curso de técnico em segurança do trabalho foi o mais procurado no primeiro dia de inscrição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim da tarde desta segunda-feira (21). O curso recebeu 14.823 inscrições. Em seguida, estão os cursos de técnico em logística (11.641), de técnico em enfermagem (9.516), de técnico em informática (6.823) e de técnico em radiologia (6.641). No total, segundo o MEC, 51.895 candidatos se inscreveram no programa no período. Como cada um pode escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 99.171. Em relação aos estados, a Bahia foi o que mais recebeu inscrições, 11.715. O Ceará está em segundo lugar, com 8.451 inscrições, e o Rio Grande do Norte em terceiro, com 7.520. A expectativa do MEC é que o número de inscrições cresça a cada edição, por causa da alta demanda no Brasil pela contratação de técnicos.

Comente agora
21
Jul
Ministério da Justiça lança aplicativo para auxiliar professores da rede pública
Postado por: Anacley Souza / 15:26h

O Ministério da Justiça (MJ), lançou hoje (21) em parceria com a Universidade Federal de Goias, e o Ministério da Educação aplicativo que auxilia os professores da rede publica de ensino a buscarem informações sobre as classificações indicativas de programas de televisão, filmes e games. A plataforma é a versão digital mais elaborada da cartilha que já foi distribuída aos professores e que contém, além de outras orientações, em linguagem didática, os critérios sobre os quais foram baseadas as classificações disponíveis e oferece ainda, conteúdos para serem trabalhados em sala de aula. O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, destacou a importância da ferramenta para os educadores. “A partir deste aplicativo, os professores serão mais um agente de proteção da criança e do adolescente, no meio dessa política tão importante, que faz o direito de escolha do que deve e não ser assistido em casa, e agora também dentro da escola”, disse.

Comente agora
21
Jul
SAJ: Diálogo entre professores discutirá 'Ditadura Civil e a Sala de Aula'
Postado por: Redação Voz da Bahia / 13:45h
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, irá realizar uma Roda de Diálogo para professores do Ensino Fundamental II e EJA, cuja temática será: Ditadura Civil Militar e a Sala de Aula: Possibilidades de um diálogo mais próximo. O objetivo deste diálogo é entender que o professor pode falar da Ditadura Militar com diferentes idades, dependendo do tratamento didático e das escolhas de abordagem. Um enfoque mais cultural pode ser trabalhado com alunos menores, e uma abordagem política, de conceituação de organização do Estado e formas de governo, com estudantes maiores. O evento será no próximo dia 23 de julho, das 13:30h às 18h, no Auditório da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). (ASCOM/PMSAJ)
Comente agora
21
Jul
Visita de reitor promete melhorias para o Campus V da UNEB em Santo Antônio de Jesus
Postado por: Letícia Oliveira / 12:47h

O reitor de infraestrutura da UNEB esteve no Campus V em Santo Antônio de Jesus, após saber da situação em que se encontra alguns aparelhos da universidade, incluindo a rede elétrica que está prejudicada. Em entrevista a Recôncavo FM, Marcelo Varella, destacou que a principal mudança hoje é a da rede elétrica, que já vem com a reivindicação há alguns anos. “Viemos trazer a informação de que a licitação para essa melhoria será lançada amanhã (18), com previsão de abertura no dia 06 de agosto, tendo início de obras entre 35 a 45 dias”, contou. Segundo ele, a obra da parte elétrica está orçada em torno de R$ 980mil, pois é uma reforma geral, já que todo o sistema existente hoje será mudado e equipamentos mais modernos serão instalados. Marcelo afirmou que a previsão de conclusão é de seis meses, acrescentando que está sendo feito uma vistoria para avaliar os demais problemas acometidos a faculdade, para que sejam resolvidos o mais breve possível. A respeito do prédio da pós-graduação que está sendo construído na UNEB, ele ressaltou que a previsão do engenheiro fiscal é para março de 2015.

A diretora do campus, Maria Isabel, comentou que essa visita do pró-reitor é de suma importância por que é uma resposta aos reclames do departamento, que há muito tempo existem. “Agora estamos tendo esse momento importante para o nosso departamento”, disse. Conforme Isabel, há projetos para troca das cadeiras e já foi iniciada a troca dos quadros que estavam com problemas. Na oportunidade, ela pede para que os usuários da universidade, que utilizam os serviços dela, tenham cuidado com os equipamentos, citando como exemplo o uso adequado de pincel para os quadros, o apagar das luzes antes de sair e o fato de avisar aos vigilantes quando for dado encerramento das aulas para que seja possível ter controle maior do que está acontecendo.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora
21
Jul
Aprovados na 3ª chamada da UNEB são convocados para matrícula
Postado por: Letícia Oliveira / 10:27h

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) convoca para matrícula os candidatos aprovados na terceira chamada do Vestibular 2014, com entrada prevista para o segundo semestre do ano letivo, na capital e no interior do estado. Segundo a universidade, os candidatos devem realizar a matrícula nos dias 28 e 29 de julho, na coordenação acadêmica do departamento onde funciona o curso escolhido. O atendimento é das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 19h. Os estudantes devem levar todos os documentos exigidos no edital de convocação. A documentação deve ser legível e sem rasura. O não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula acarretará perda do direito à vaga. Para saber mais sobre as matrículas e ter acesso ao edital de convocação o candidato pode acessar o site da universidade.

Vestibular: Este ano, dos quase 40 mil inscritos, 5.133 pessoas não participaram do processo seletivo. As provas aconteceram nos dias 24 e 25 de novembro. Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão medicina (163 candidatos por vaga, com entrada no 1° semestre; e 97 candidatos por vaga, com entrada no 2° semestre), direito (59), engenharia de produção civil (48) e psicologia (33/1° semestre). Já a concorrência no interior indica o curso de direito como o mais procurado. Nos campi de Juazeiro são 30 concorrentes por vaga, 19 em Jacobina, 17 em Paulo Afonso, 14 em Valença e Brumado. (G1)

Comente agora
21
Jul
Começa hoje inscrição para o Sisutec; Bahia tem 8 mil vagas
Postado por: Letícia Oliveira / 09:03h

Começam nesta segunda-feira (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), no site do programa. Nesta edição, serão ofertadas 289.341 vagas em ensino técnico, todas gratuitas. O programa oferece 8 mil vagas em 11 municípios da Bahia. Em Salvador, são 4.368 vagas em nove instituições de ensino. Os cursos com maior oferta de vagas são técnico em eletrônica (450), técnico em logística (420) e segurança do trabalho (400). Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. As áreas com maior oferta de vagas em todo o país são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557).

Comente agora
21
Jul
Lista de espera do Prouni do meio do ano 2014 começa nesta segunda
Postado por: Letícia Oliveira / 08:57h

O prazo para participar da lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do meio do ano 2014 começa nesta segunda-feira (21) e vai até terça (22), pelo site do programa. Podem participar da lista de espera os candidatos não classificados nas duas chamadas regulares ou pré-selecionados e não convocados por não formação de turma. A relação dos candidatos participantes da lista de espera será divulgada na quinta-feira (24). Todos os candidatos participantes da lista deverão comparecer, entre os dias 29 e 30 de julho, às respectivas instituições e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição. Esta edição do Prouni recebeu 653.992 inscritos, de acordo com o Ministério da Educação. Ao todo, foram 1.269.084 inscrições, já que cada estudante pôde escolher até duas opções de curso. Os candidatos disputam 115.101 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, que podem ser consultadas no site do Prouni. O número de bolsas é 28% maior que o da edição do segundo semestre de 2013, quando 90.045 bolsas foram colocadas à disposição. Do total deste ano, 73.601 são integrais e 41.500, parciais. (G1)

Comente agora
20
Jul
Inscrições para vagas gratuitas em ensino técnico começam amanhã
Postado por: Letícia Oliveira / 15:19h

Começam amanhã (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), no site do programa. Nesta edição, serão ofertadas 289.341 vagas em ensino técnico, todas gratuitas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. (Agência Brasil)

Comente agora
20
Jul
UEFS inicia aplicação das provas do ProSel 2014/2 hoje
Postado por: Letícia Oliveira / 09:51h

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo (ProSel) 2014/2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) iniciam neste domingo, 20 de julho, a bateria de provas da seletiva. As provas serão aplicas até terça-feira, 22, sempre das 8h às 12h. Todos os testes serão realizados em Feira de Santana, veja o cartão de convocação. É recomendável que o candidato chegue com antecedência ao local, uma vez que os portões serão fechados às 7h50 e não será permitida a entrada após este horário. É preciso se apresentar ao local munido de documento de identificação oficial, lápis preto, caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente e borracha macia. Hoje os inscritos terão que elaborar uma Redação e responder as perguntas objetivas sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira. Amanhã, 21, as perguntas de múltipla escolha serão de História, Geografia e Matemática. No último dia de testes será a vez de responder os questionamentos de Física, Química e Biologia. Na correção as disciplinas terão pesos diferentes de acordo com o curso pretendido.

Seleção: O ProSel 2014/2 oferece 920 vagas em 25 cursos, sendo metade para o sistema de cotas. Outras 50 vagas, duas em cada curso, são para membros de comunidades indígenas e quilombolas. O curso mais concorrido é o de Direito com 45,47 inscritos por vaga, veja a concorrência completa aqui. Outros detalhes no Edital ou por meio dos telefones (75) 3161-8224 /8030. (R7)

Comente agora
20
Jul
2 mil médicos formados no exterior farão prova de revalidação do diploma
Postado por: Letícia Oliveira / 09:42h

O Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) será realizado neste domingo (20) para mais de 2 mil médicos brasileiros e estrangeiros que se formaram fora do Brasil. O Revalida é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) uma vez por ano. Na edição de 2014, o exame recebeu 2.151 inscrições e acontece em dez cidades: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. De manhã, os médicos terão que responder a 110 questões de múltiplas escolha entre as 8h e as 13h (horário de Brasília). À tarde acontece a prova discursa, entre as 15h e as 18h, com cinco questões. Os candidatos aprovados nesta fase deverão pagar R$ 300 pela taxa de inscrição da prova da segunda fase, que será nos dias 27 e 28 de setembro, em horário a ser definido. Nesta fase, os médicos passarão por uma avaliação de habilidades clínicas em situações reais de atendimento médico. (G1)

Comente agora
18
Jul
Sisutec abre inscrições segunda-feira com número de vagas 20% maior
Postado por: Anacley Souza / 17:15h

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ofertará 289.341 vagas no segundo semestre deste ano. O número de vagas aumentou 20% em relação à mesma edição do ano passado, em que ofertadas 239,79 mil vagas. As inscrições poderão ser feitas de segunda (21) a sexta-feira (25) próximas na página do Sisutec. O Sisutec seleciona estudantes para vagas gratuitas no ensino técnico. Para concorrer, o candidato tem que ter concluido o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Esse processo de seleção faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "O país necessita não só da formação de profissionais do ensino superior, mas também do nível técnico, que é tão importante quanto o superior em várias áreas do país", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo ele, a intenção é formar mão de obra qualificada para atuar em diversas áreas do mercado. As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10% e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557). A maior parte das vagas, 247.888, é ofertada por instituições particulares.

Um comentário
Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com