Voz


PodCast



Enquete





Blog

Educação

Uefs divulga resultado do Vestibular 2018.1; veja lista de aprovados

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 23/02 17:46h
Uefs divulga resultado do Vestibular 2018.1; veja lista de aprovados

O resultado do Vestibular 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi divulgado na tarde desta sexta-feira (23). A lista de aprovados está disponível no site da instituição.
Ainda nesta sexta, a universidade divulgou o cronograma de matrículas, também no site do processo seletivo. As matrículas dos candidatos aprovados deverão ser efetivadas no período de 2 a 8 de março, de acordo com cronograma estabelecido pela Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Uefs, informou a instituição.

Comente agora

Programa Primeiro Emprego faz mutirões para concluintes entre 2015 e 2017

Educação  Postado por Willyam Reis - 23/02 12:54h
Programa Primeiro Emprego faz mutirões para concluintes entre 2015 e 2017

Foto: Elói Correia / GOVBA

O governo do Estado, pelo programa Primeiro Emprego, realizará dois mutirões para encaminhamento de jovens e adultos que concluíram o nível médio nos anos de 2015, 2016 e 2017 na rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica. As vagas disponíveis são oferecidas em Salvador, Lauro de Freitas, Itaparica e Vera Cruz. O primeiro mutirão acontece na próxima quarta-feira (28), das 7h às 14h, no Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, em Mussurunga. Na próxima sexta-feira (2), também de 7h às 14h, o processo será feito no Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória. Cada uma das duas escolas receberá parte dos candidatos da rede conforme cronograma estipulado pela Secretaria de Educação do Estado (SEC) (clique aqui para conferir).

Comente agora

Convocado na 1ª chamada do ProUni tem até hoje para comprovar informações

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 23/02 11:42h
Convocado na 1ª chamada do ProUni tem até hoje para comprovar informações

Termina hoje (23) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) comparecerem às instituições de ensino e entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é desclassificado. O candidato deve verificar na instituição os horários e o local onde deve comparecer. Na página do ProUni, na internet, estão relacionados os documentos a serem entregues, entre eles documentos pessoais e comprovantes de rendimento, de residência e de conclusão do ensino médio.

Comente agora

Após polêmica com emissão de diploma, primeiros alunos da UFSB se formam nesta quinta

Educação  Postado por Aline Souza - 21/02 20:42h
Após polêmica com emissão de diploma, primeiros alunos da UFSB se formam nesta quinta

Foto: Reprodução/G1

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizará as primeiras solenidades de colação de grau desde que foi criada há pouco mais de três anos. As cerimônias, marcadas para os próximos dias 22 (quinta-feira) e 27 de fevereiro e 1 de março, formaram os alunos no primeiro ciclo de ensino da universidade que tem Bacharelados Interdisciplinares (BIs) como única porta de entrada. Com a conclusão do primeiro ciclo, os estudantes, agora já bacharéis ou licenciados, participaram de um processo seletivo interno, no qual escolhem entre os cursos do segundo ciclo como História e Medicina. Apesar do momento a se comemorar, o futuro dos alunos da unidade de ensino ainda pode estar incerto. Em outubro do último ano, o Bahia Notícias publicou uma reportagem que mostrava a preocupação discente em não conseguir migrar para o segundo ciclo da universidade (lembre aqui). O problema estaria no sistema integrado de gestão acadêmica, que, mesmo após três anos, ainda estaria sendo implantado, customizado e parametrizado. O problema foi supostamente resolvido, uma vez que as aulas das novas turmas começam na próxima semana. Procurada, a assessoria da UFSB declarou que a reitora em exercício e a pró-reitora da universidade estão em Brasília e não podem comentar o assunto. (BN)

Comente agora

Pisa será aplicado em maio para 19 mil estudantes

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 21/02 14:58h
Pisa será aplicado em maio para 19 mil estudantes

As provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) serão aplicadas em maio deste ano em mais de 80 países. No Brasil, 19 mil alunos de 661 escolas passarão pela avaliação conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O público-alvo do Pisa são estudantes de 15 anos, nascidos no ano de 2002 e matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental. A avaliação é feita a cada três anos e abrange as áreas de leitura, matemática e ciências. Também são coletadas informações contextuais por meio de questionários aplicados aos estudantes, professores, diretores de escola. Em 2018, pela primeira vez, os pais dos estudantes selecionados deverão responder a um questionário em papel.

Comente agora

ASDEV está com inscrições abertas para cursos de Libras e Braile em S. A. de Jesus

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 21/02 13:57h
ASDEV está com inscrições abertas para cursos de Libras e Braile em S. A. de Jesus

A Associação de Deficientes Visuais de Santo Antônio de Jesus (ASDEV) está com inscrições abertas para cursos de Libras para iniciantes, aperfeiçoamento em Libras e Braile. Josiel Barreto, presidente da associação, informou, em entrevista à Rádio Recôncavo FM, que o curso terá início em março, mas as pessoas já podem se inscrever. Serão 40h de carga horária e os participantes receberão certificado. O curso de Libras para iniciantes e Braile acontecerão nas quartas à tarde, já o de aperfeiçoamento em Libras será aos sábados. A ASDEV está localizada na Rua Celestino Pimenta, nº 99, em frente ao Ponto de ônibus da Feira.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora

IFBA SAJ abre 180 vagas em cursos gratuitos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 20/02 22:25h
IFBA SAJ abre 180 vagas em cursos gratuitos

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Santo Antônio de Jesus está oferecendo 180 vagas gratuitas em cursos de extensão para comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 20 de fevereiro de 2018, conforme editais de seleção disponíveis no site do campus. Não será cobrada taxa de inscrição. As inscrições são feitas através do site e caso o número de inscritos seja superior à quantidade de vagas oferecidas, a seleção será feita por sorteio eletrônico.Todos os cursos fornecerão certificados ao concluinte que obtenha aprovação nas atividades acadêmicas e 75% de frequência.

Veja quais são os cursos: 

Curso Básico de Excel: 20 (vinte) vagas gratuitas à comunidade geral que possua o Ensino Fundamental II completo. Aulas segundas e quartas, das 18h30 às 21h30. Carga horária de 42 horas. Clique aqui para mais informações. 

Comente agora

Estudantes imigrantes aumentam 112% em oito anos nas escolas brasileiras

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 20/02 17:02h
Estudantes imigrantes aumentam 112% em oito anos nas escolas brasileiras

O número de matrículas de alunos de outras nacionalidades em escolas brasileiras mais do que dobrou no período de oito anos. Em 2008 foram 34 mil matrículas registradas de imigrantes ou refugiados, enquanto em 2016 o dado saltou para quase 73 mil. As informações são do levantamento feito pelo Instituto Unibanco com base nos dados do Censo Escolar 2016, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Segundo o levantamento, a rede pública de ensino é a que mais acolhe esses estudantes: 64% do total. Os dados do censo também mostram que os latinos representam mais de 40% dos alunos estrangeiros no Brasil, concentrando-se principalmente na rede pública, seguidos pelos europeus, asiáticos e norte-americanos.

Acolhimento:

Comente agora

Inscrições para o financiamento estudantil em universidades pagas começam hoje

Educação  Postado por Willyam Reis - 19/02 08:39h
Inscrições para o financiamento estudantil em universidades pagas começam hoje

Começam hoje (19) as inscrições para o financiamento estudantil do governo federal. A iniciativa usa recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). O período vai até o dia 28 de fevereiro, às 23h59. Os contratos vão seguir as novas regras do programa, aprovadas no ano passado.  A previsão do governo é atender a 310 mil pessoas em 2018. Os recursos do Fies são destinados a financiar alunos em cursos superiores privados, desde que esses tenham avaliação positiva no MEC. O montante a ser pago depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato. No início do mês, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil por semestre e mínimo de R$ 300. As condições do financiamento precisam ser estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante. As duas modalidades do financiamento (Fies e P-Fies) são estruturadas em três faixas. A primeira contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de atê três salários mínimos, que contarão com juro real zero. A segunda é destinada a alunos com cada membro da família com renda de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a terceira, a estudantes com o mesmo teto de renda familiar das demais regiões. Nesses dois casos, os juros serão um pouco acima da inflação.

Inscrições: 

Comente agora

Fies: inscrições começam amanhã; saiba como se inscrever

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/02 15:47h
Fies: inscrições começam amanhã; saiba como se inscrever

Quem quiser participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deste ano deve ficar atento às informações do editalpublicado nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação. No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para os primeiros seis meses do ano. Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Calendário: As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, entre 19 e 28 de fevereiro. O resultado será publicado em 5 de março. Para poder concorrer a uma vaga, o candidato deve ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

Comente agora

Nota do Enem pode ser usada em universidades portuguesas; saiba quais

Educação  Postado por Willyam Reis - 18/02 13:50h
Nota do Enem pode ser usada em universidades portuguesas; saiba quais

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer graduação fora do País têm portas abertas em Portugal. O país já tem 28 convênios firmados com o Brasil, que permitem a utilização do nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em faculdades portuguesas. A Universidade de Coimbra, a faculdade que tem mais alunos brasileiros fora do Brasil, foi a primeira a firmar a parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação do Brasil. Para se candidatar, os estudantes brasileiros não podem ter cidadania portuguesa nem morar em Portugal há mais de dois anos. Além disso, devem ter o certificado de conclusão do ensino médio e um passaporte válido. As exigências valem para as inscrições em qualquer universidade ou instituto de ensino superior. Além disso, os candidatos devem checar quais outros requisitos podem ser exigidos, de acordo com o curso ou faculdade que escolherem.

Institutos que têm convênios com o Brasil: 

Comente agora

Prefeitura de S. A. de Jesus entrega 9ª escola reformada na próxima segunda

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/02 22:55h
Prefeitura de S. A. de Jesus entrega 9ª escola reformada na próxima segunda

Na próxima segunda-feira (19), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregará a 9ª escola reformada desde o início da gestão. Desta vez, a unidade entregue será a Escola Municipal Dr. Rômulo Barreto de Almeida, localizada no bairro Urbis III. A escola teve a sua estrutura física completamente recuperada e será entregue à população em uma cerimônia que será realizada no local, a partir das 9h. A previsão é que mais escolas sejam reformadas e entregues nos próximos meses.

Comente agora

MEC aumenta prazo para municípios aderirem ao programa Mais Alfabetização

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/02 19:14h
 MEC aumenta prazo para municípios aderirem ao programa Mais Alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para estados e municípios aderirem ao Programa Mais Alfabetização. A adesão deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) até a próxima quinta-feira (22). A expectativa é atender a 4,2 milhões de alunos em aproximadamente 200 mil turmas espalhadas pelo Brasil. O programa foi criado pelo MEC com o objetivo de apoiar escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e do segundo anos do ensino fundamental. Para isso, serão investidos R$ 200 milhões para o pagamento de um assistente pedagógico para auxiliar os professores em sala de aula. O repasse será feito por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e os auxiliares receberão R$ 150 por mês para cada turma em que atuarem, podendo acumular até oito turmas. Não há vínculo empregatício. Os candidatos a assistente devem, obrigatoriamente, passar por um processo de seleção elaborado pelos municípios. O Mais Alfabetização faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização. O conjunto de iniciativas terá investimento total de R$ 523 milhões. (BN)

Comente agora

"Estamos pedindo apoio do Estado", afirmou secretária sobre falta de transporte para alunos do Rômulo Almeida

Educação  Postado por Willyam Reis - 16/02 18:54h
"Estamos pedindo apoio do Estado", afirmou secretária  sobre falta de transporte para alunos do Rômulo Almeida

Alguns pais de estudantes do Colégio Estadual Romulo Almeida denunciaram a falta de ônibus escolares, sendo que devido as reformas na instituição de educação, os alunos foram realocados para a unidade da IFBA, na Rua Viriato Lôbo. Na manhã desta segunda feira (16), a secretária de educação de Santo Antonio de Jesus, Cinthia Souza, afirmou em uma entrevista na rádio Andaiá FM que devido ao prazo muito curto sobre a notícia da demolição do colégio, não houve tempo para programar o transporte, “nós não tínhamos essa programação, o município não sabia. Vamos fazer um ajuste em relação ao transporte escolar, por isto estamos em contato com o Governo do Estado buscando uma parceria para que a gente possa oferecer esse transporte escolar. Precisamos de um tempo para ver como vai ficar esse acordo, foi um comunicado que nos surpreendeu e não estávamos preparados”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Prefeitura de SAJ realiza Jornada Pedagógica 2018

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/02 14:52h
Prefeitura de SAJ realiza Jornada Pedagógica 2018

Com o tema “Educação Cidadã: escolas feitas para durar” a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizou nos dias 15 e 16 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2018. As jornadas pedagógicas são encontros que reúnem profissionais da educação em torno de temas de interesse profissional, com formação continuada e aperfeiçoamento das práticas de ensino.  

A jornada 2018 foi iniciada com a apresentação do grupo Arte com as Mãos, que encenou a música “Cidadão” na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pelos músicos locais Júnior Keréto e Helber Bitencourt.  Os professores e funcionários da rede municipal de ensino que faleceram nos últimos meses foram homenageados com um minuto de silêncio, relembrando suas trajetórias e contribuições para a educação. Os membros da Confraria Poética Feminina, espaço destinado a poemas feitos por mulheres, declamaram poemas musicados, acompanhadas do músico Jânio Santana. 

Comente agora

Devido a paralisação nacional dos professores, ano letivo terá inicio nesta terça feira (20) em S. A. de Jesus

Educação  Postado por Willyam Reis - 16/02 14:36h
Devido a paralisação nacional dos professores, ano letivo terá inicio nesta terça feira (20) em S. A. de Jesus

O ano letivo das escolas municipais de Santo Antonio de Jesus terá início nesta terça feira (20). As aulas estavam previstas para começarnesta segunda feira (19), assim como declarou a secretária de educação do município, Cinthia Souza, devido a uma paralização nacional realizada através da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) que será realizada no mesmo dia (ver aqui). Em entrevista à rádio Recôncavo FM, a secretária pontuou que após um acordo com os professores, as aulas poderão começar na próxima terça feira (20), “diante de situações como esta, a secretaria de educação do município costuma atender tanto as escolas que aderem a greve quanto as que não aderem, entretanto, como é o primeiro dia de aula depois de um período longo de férias, os pais e estudantes acabam ficando confusos, por isto decidimos dar início as aulas no dia 20", declarou.

As escolas Péricles Moraes de Andrade e Celestino Anísio Pimenta são exceção, pois as reformas ainda não foram finalizadas, “tivemos um pequeno atraso na entrega dessas obras em função de eventuais acontecimentos que foram se mostrando durante a reforma. Foram necessárias mais algumas intervenções e por conta disto não ficaram pronta para o dia 19, então por conta disto, o início das aulas está previsto para 5 de março”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Lista de 4ª chamada dos candidatos aprovados no curso de medicina da Uefs é divulgada; matrícula será na segunda-feira

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 16/02 13:13h
Lista de 4ª chamada dos candidatos aprovados no curso de medicina da Uefs é divulgada; matrícula será na segunda-feira

Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou a lista de 4ª chamada dos candidatos aprovados no Prosel 2017.2 para o curso de medicina. A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) informa que os estudantes selecionados devem efetivar matrícula no dia segunda-feira (19), das 9h30 às 10h30, na Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA), localizada no 1º andar do Prédio da Reitoria. Para acessar a Lista dos Aprovados e a Relação de Documentos para matrícula, acesse aqui.

Comente agora

Sindicado comunica sobre possível paralisação dos professores de SAJ na próxima segunda feira (19); mesma data do início do ano letivo

Educação  Postado por Willyam Reis - 16/02 10:19h
Sindicado comunica sobre possível paralisação dos professores de SAJ na próxima segunda feira (19); mesma data do início do ano letivo

A APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) realizará uma paralização em todo o Brasil contra a reforma da previdência nesta segunda feira (19), na mesma data do início do ano letivo das escolas de Santo Antonio de Jesus. Em entrevista com o radialista Joselito Fróes, a representante da APLB no município, professora Jucilane Barreto, confirmou a paralização dos professores, entretanto, por ainda estar em período de férias, não haveria como avisar os alunos sobre a paralização antecipadamente. Devido a essa circunstância, Jucilane pontou que a APLB disponibilizou o direito de livre arbítrio das escolas de Santo Antonio de Jesus, onde elas pudessem escolher se vão aderir à greve ou não, “haverá uma paralização de âmbito nacional. É um manifesto contra a possível votação da reforma da previdência. O problema é que o ano letivo tem início na mesma data, em 19 de fevereiro. Nós comunicamos a assembleia sobre o fato, para que eles nos reforcem se vai paralisar ou não em relação aos professores da categoria municipal, mas eles ainda não decidiram e ninguém se manifestou em aderir. No site da APLB, os responsáveis falam que as escolas devem decidir se vão fazer greve, mas não tem como os professores encontrarem os alunos para avisar da paralização até segunda feira, portanto, as escolas paralisadas devem avisar os alunos através dos meios de comunicação do município para que os mesmos não vão as escolas na próxima segunda feira (19) ”, declarou.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Municípios que não prestarem conta do Fundeb podem ter recursos bloqueados

Educação  Postado por Aline Souza - 15/02 19:07h
Municípios que não prestarem conta do Fundeb podem ter recursos bloqueados

Foto: Divulgação

As prefeituras baianas que deixaram de prestar contas referente às verbas recebidas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), referentes ao ano de 2017, correm o risco de ficar impedidos de receber recursos e contratar operações de crédito com o governo federal. As informações deveriam ser preenchidas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). O prazo final para que os gestores municipais submetessem as informações dos gastos em Educação referentes ao 6º bimestre de 2017 foi dia 30 de janeiro. Na Bahia alguns municípios deixaram de enviar os dados necessários, de acordo com nota publicada pela União dos Municípios Baianos (UPB).

Comente agora

UFRB divulga inscritos na Lista de Espera e edital do Cadastro Seletivo 2018.1

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 15/02 16:49h
UFRB divulga inscritos na Lista de Espera e edital do Cadastro Seletivo 2018.1

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a relação de inscritos na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2018.1. A convocação desses candidatos será feita no dia 20 de fevereiro, segundo a ordem decrescente das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, por curso e modalidade de concorrência.

Os candidatos inscritos na Lista de Espera e não convocados nesta chamada única deverão participar do Cadastro Seletivo para as vagas remanescentes. As inscrições estarão abertas a partir do dia 20 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: http://processoseletivo.ufrb.edu.br/. O candidato concorrerá ao curso declarado como sua primeira opção na modalidade escolhida no SISU 2018.1.

Comente agora

Candidatos aprovados no ProUni têm até dia 23 para comprovar informações

Educação  Postado por Willyam Reis - 15/02 15:03h
Candidatos aprovados no ProUni têm até dia 23 para comprovar informações

Começou hoje (15) o prazo para a comprovação das informações dos candidatos pré-aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). O procedimento deve ser feito na universidade onde o candidato vai estudar até a próxima sexta-feira (23). As informações que devem ser comprovadas dizem respeito ao cadastro, residência e renda do candidato e da família. A instituição também poderá solicitar informações complementares. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nesta edição, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas. Podem concorrer ao benefício brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota superior a 450 pontos e que não tenham zerado a prova.

Comente agora

Conheça o brasileiro finalista do “Nobel da Educação”

Educação  Postado por Aline Souza - 14/02 20:29h
Conheça o brasileiro finalista do “Nobel da Educação”

O diretor Diego Mahfouz na Escola Municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto  Foto: Eric Men

Aos 30 anos - 14 destes dedicado à Educação -, Diego Mahfouz Faria Lima é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize (“Prêmio Professor Global”, em tradução livre), considerado o “Nobel da Educação”. O trabalho que leva Diego a Dubai no próximo mês para a premiação foi realizado em 2014, como diretor da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto (SP). Em 2015, o gestor foi reconhecido com o Prêmio Educador Nota 10 e eleito Educador do Ano, pela mesma premiação.  “Fui parar por acaso na Educação e acabei me encontrando nela. Estar entre os finalistas de um prêmio mundial é algo que eu nunca imaginei”, diz. A trajetória do acaso, logo mostrou que ele estava no caminho certo. “Comecei a fazer estágio na Educação porque o curso dava uma bolsa de estudos equivalente a um salário mínimo e a nossa situação na época estava difícil. Minha mãe estava doente e meu pai desempregado”, relembra o diretor.

Comente agora

Universidade pede que alunas evitem roupas curtas para não distrair professores e alunos

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 14/02 11:13h
Universidade pede que alunas evitem roupas curtas para não distrair professores e alunos

A Universidade Pontificia Boliviana, em Medellín, na Colômbia, gerou revolta nas redes sociais depois de criar uma lista de instruções contendo as roupas que devem ser evitadas pelas alunas. A instituição indica que as meninas devem usar roupas discretas, sem decotes ou saias curtas, com o objetivo de " não distrair os professores e alunos". 

"Sugerimos evitar: usar saias muito justas, ir vestido como se fosse para uma festa, usar sapatos de salto alto a não ser que tenha alguma apresentação ou entrevista e usar saias curtas, shorts e decotes muito profundos", dizia a lista no site da universidade. "Trate de usar roupas discretas, não há nada mais incômodo que distrair a atenção de seus companheiros de classe e dos professores, por isso te sugerimos evitar usar decotes profundos, saias curtas ou roupas justas", finalizava o texto. 

Comente agora

Prouni divulga resultado com listas de aprovados; site apresenta problema

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 14/02 09:04h
Prouni divulga resultado com listas de aprovados; site apresenta problema

O resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi divulgado nesta quarta-feira (14), no site http://siteprouni.mec.gov.br/, às 9h27 (veja imagem acima). No entanto, a página apresentou um problema no link e não foi possível visualizar os nomes dos estudantes. O G1 entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), mas ainda não obteve resposta. Cerca de 15 minutos depois, às 9h45, o site voltou a exibir o aviso de "Aguarde o resultado da 1ª chamada". Nas redes sociais, candidatos se queixaram dos problemas técnicos e fizeram piadas com a ansiedade sobre o resultado. Os candidatos pré-aprovados devem comprovar os dados pessoais informados na inscrição entre os dias 15 e 23 de fevereiro, na universidade onde estudarão. Só assim terão suas vagas garantidas. O programa oferece 242.987 bolsas de estudo em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais. 

Segunda chamada

Comente agora

Sisu: convocação dos candidatos da lista de espera começa nesta sexta

Educação  Postado por Willyam Reis - 09/02 16:38h
Sisu: convocação dos candidatos da lista de espera começa nesta sexta

A convocação dos candidatos que estão na lista de espera da primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começou nesta sexta-feira (9). Cada universidade deve convocar os estudantes para a matrícula. Assim, o Ministério da Educação recomenda que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição pela qual tenham manifestado interesse. A lista de espera é aberta aos inscritos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, independentemente de terem efetuado ou não a matrícula para o curso no qual foram selecionados. A participação na lista é restrita à primeira opção de vaga. O Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo MEC pelo qual são oferecidas oportunidades de graduação a quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e tirou nota superior a zero na redação. Com informações do Portal Brasil.

Comente agora

Prouni: Bahia tem 16 mil vagas; inscrições acabam nesta sexta-feira (9)

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 09/02 11:12h
Prouni: Bahia tem 16 mil vagas; inscrições acabam nesta sexta-feira (9)

Os estudantes interessados em obter uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (9) para fazer sua inscrição na página do programa na internet. A Bahia tem 16 mil vagas.  A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site do ProUni. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem concorrer brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova de redação.

Comente agora

Ufba divulga calendário para lista de espera; confira

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 09/02 09:37h
Ufba divulga calendário para lista de espera; confira

Foi divulgado o cronograma das próximas chamadas de aprovados no processo seletivo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) 2018.1. Os candidatos classificados serão convocados entre 14 a 16 de março na 2ª chamada; 5 e 6 de abril, na 3ª chamada; e 19 e 20 de abril, na 4ª chamada. As convocações vão seguir a ordem de classificação da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Conforme o cronograma, os candidatos serão convocados nesta sexta-feira (9). Para mais informações acesse o site.

Comente agora

"Ano letivo das escolas de S. A. de Jesus tem inicio no dia 19 de fevereiro", afirma secretária

Educação  Postado por Willyam Reis - 08/02 21:33h
"Ano letivo das escolas de S. A. de Jesus tem inicio no dia 19 de fevereiro", afirma secretária

Em entrevista à rádio Andaiá FM, a secretário de educação de Santo AntÔnio de Jesus, Cinthia Souza, declarou o inicio do ano letivo no dia 19 de fevereiro. Segundo a secretária, haverá uma reorganização do tempo pedagógico nas unidades escolares, com objetivo de melhorar a aprendizagem dos estudantes, “vamos iniciar o ano letivo com uma novidade, vamos trabalhar com 3 unidades letivas escolares, sendo que anteriormente, trabalhávamos com 4. Nos associamos pelo modelo do Governo do Estado, que também trabalha com três unidades. A expectativa, melhorar o tempo de estudo do estudante, sendo que vamos ter mais uma semana de aula, que antes seria usada para aplicação de exames finais de cada unidade. Temos a expectativa também de a gente ampliar as matriculas”, declarou.

Redação: Voz da Bahia

Comente agora

Prefeitura de SAJ entrega oitava escola reformada; veja fotos!

Educação  Postado por Marcus Augusto Macedo - 08/02 20:49h
Prefeitura de SAJ entrega oitava escola reformada; veja fotos!

Na manhã desta quinta-feira (8), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregou a oitava escola reformada no município. Desta vez, a unidade inaugurada foi a Escola Bons Amigos, localizada no bairro Santa Terezinha e que atualmente atende 190 crianças de 2 a 7 anos. 

Fundada em 1999, a escola recebeu reforma completa, com escoramento da estrutura, reforma dos quatro banheiros, com troca de revestimento, instalação de vasos sanitários de tamanho adequado e construção de sala de banho. Além desses itens, foram construídos novos cômodos como depósito de alimentos, depósito para colchões e materiais de limpeza, além de uma área de serviço com lavanderia e corredor de acesso. A ventilação também foi refeita, assim como a cozinha e a secretaria que atenderá os 13 profissionais que atuam na unidade. 

Comente agora

Ex-aluna de escola pública tira nota mil na redação do Enem e passa em medicina na UFRJ: 'filha de pobre também pode ser médica'

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/02 12:34h
Ex-aluna de escola pública tira nota mil na redação do Enem e passa em medicina na UFRJ: 'filha de pobre também pode ser médica'

Beatriz Albino Servilha, de 19 anos, atribui suas vitórias aos pais: ao pedreiro Junior e à telefonista Renata. Sempre quis provar a eles que ‘filha de pobre também pode ser médica’. Depois de tantos obstáculos, o casal descobriu que a jovem estava entre os 53 candidatos que tiraram nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois, viu o nome dela na lista de aprovados em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foram gritos ao telefone e choro de comemoração. “Era meu 3º ano tentando entrar na faculdade. Eu sabia que minha família não teria condições de manter meus estudos. Mas, mesmo assim, nunca me direcionaram para outra área. Nossa situação financeira não me impediu de correr atrás do que eu queria”, conta Beatriz.

Comente agora

Candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 07/02 07:36h
Candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Termina hoje (7) o prazo para que os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) façam a matrícula na instituição escolhida. Também é o último dia para os candidatos que pretendem concorrer a uma vaga na lista de espera manifestar interesse. Para isso, o estudante deve consultar o boletim do candidato na página do Sisu. A convocação desses candidatos pelas instituições será feita a partir de 9 de fevereiro. Este ano são ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 instituições públicas estaduais e 100 públicas federais. O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer todos os que fizeram as provas do Enem em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação. (Agência Brasil)

Comente agora

Curso de medicina baiano é o 10º mais caro do país entre faculdades com bolsas do Prouni

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 07/02 00:32h
Curso de medicina baiano é o 10º mais caro do país entre faculdades com bolsas do Prouni

Estão abertas, até a próxima sexta-feira (9), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os alunos poderão ingressar em cursos com mensalidades que variam de menos de R$ 150 a quase R$ 10 mil. Neste semestre, entre os 10 cursos mais caros, oito são de Medicina. E o 10º mais caro fica em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A posição, de acordo com o levantamento disponibilizado pelo programador Álvaro Justen, do coletivo Escola de Dados, é ocupada pela Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde (Unime), que cobra R$ 9.048 na formação de médicos. A área de Medicina concentra as mensalidades mais altas do país e, na Bahia, segue a mesma tendência. A Unifacs, em Salvador, ocupa a 28º posição entre as mais caras do país, com valores mensais de R$ 8.107,41, seguida pela Faculdade Ages de Medicina, em Jacobina, com mensalidade de R$ 8.100. A lista de cursos de Medicina na Bahia com bolsas do Prouni é completada pela Faculdade São Francisco de Barreiras (Fab), que cobra R$ 7.480 por mês; pela Faculdade de Saúde Santo Agostinho de Vitória da Conquista (R$ 7.214); pela Faculdade de Guanambi (R$ 6.923); e pela FTC em Salvador (R$ 5.930,41). No total, são oferecidas 52 bolsas de estudo integrais e sete bolsas parciais para formação de médicos no estado. Apenas em bolsas integrais, o valor investido por mês em cursos de Medicina na Bahia será de aproximadamente R$ 260 mil. O Ministério da Educação (MEC) oferece, neste semestre, um total 242.987 vagas em 2.976 instituições de ensino particulares de todo o país: 113.863 bolsas de estudo integrais e 129.124 bolsas de estudo parciais. As inscrições devem ser realizadas por meio do site do Prouni (clique aqui).

Comente agora

Divulgação dos resultados do Encceja 2017 apresenta problemas em 10 estados

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 06/02 14:03h
Divulgação dos resultados do Encceja 2017 apresenta problemas em 10 estados

O sistema de divulgação dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) de 2017 apresentou inconsistências em 10 estados. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a situação será normalizada até o fim da tarde de hoje (6). Por causa do problema, a divulgação das notas das provas objetivas foi inviabilizada para candidatos dos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, da Paraíba, do Piauí, Rio Grande do Norte, de Santa Catarina e do Tocantins. Para esse grupo de participantes, apenas a nota da redação foi disponibilizada. Segundo o Inep, o problema afetou 156.505 pessoas.

Comente agora

UFRB faz concurso para selecionar dois professores em campus na cidade de Cachoeira

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 06/02 10:53h
UFRB faz concurso para selecionar dois professores em campus na cidade de Cachoeira

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu inscrições de concurso público para contratatação de dois professores efetivos no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, Recôncavo Baiano. De acordo com a instituição, as duas vagas são para professor adjunto A, em regime de dedicação exclusiva para as áreas: "Radiojornalismo/Comunicação" e "Ética Profissional em Serviço Social/ Ciências Sociais Aplicadas". As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página eletrônica de concursos da UFRB até o dia 2 de março. A taxa custa R$ 200. Conforme o edital, para a área de comunicação, é preciso que o profissional apresente os seguintes requisitos: 

Graduação em somunicação social
Titulação: doutorado em comunicação, jornalismo, informação, ciências sociais, sociologia, artes ou música.

Comente agora

Encceja 2017: resultados serão divulgados às 18h desta 2ª feira (5)

Educação  Postado por Willyam Reis - 06/02 08:16h
Encceja 2017: resultados serão divulgados às 18h desta 2ª feira (5)

Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) do ensino médio serão publicados nesta segunda-feira (5), às 18 horas. Para acessá-los, é necessário entrar no site enccejanacional.inep.gov.br e informar CPF e senha cadastrados. O exame pode dar o certificado de conclusão do ensino médio para os candidatos que não se formaram na idade correta. Aqueles que prestaram a prova para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderão ver os resultados a partir de março, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As pessoas privadas de liberdade e as residentes no exterior também saberão se passaram na prova apenas no mês que vem. Serão aprovados aqueles que atingirem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento da prova e na redação. Eles deverão solicitar a certificação junto às Secretarias Estaduais de Educação ou aos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia. Caso o candidato só tenha cumprido a pontuação em matemática, por exemplo, ele pode solicitar a declaração parcial de proficiência - para que, no ano seguinte, não precise fazer a prova dessa disciplina novamente. 

Comente agora

ProUni abre inscrições nesta terça-feira

Educação  Postado por Willyam Reis - 06/02 07:39h
ProUni abre inscrições nesta terça-feira

Os estudantes interessados em obter uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem fazer sua inscrição na página do programa na internet. O prazo para as inscrições começa hoje (6) e vai  até sexta-feira (9). O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem concorrer brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa. A bolsa integral é oferecida a candidatos com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo e bolsa parcial para candidatos cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos.

Comente agora

Estado realiza mutirão para cadastrar jovens de S. A. de Jesus no Programa Primeiro Emprego

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/02 19:16h
Estado realiza mutirão para cadastrar jovens de S. A. de Jesus no Programa Primeiro Emprego

O Governo do Estado está realizando o cadastramento de jovens das cidades pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 21), em Santo Antônio de Jesus (a 196 km de Salvador), no Recôncavo Baiano, que concluíram os cursos técnicos de nível médio nos anos de 2015, 2016 e 2017 na rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica. A ação visa o cadastramento dos egressos por meio do Mutirão do Programa Primeiro Emprego, que acontece, nestas segunda e terça-feira (5 e 6), no Colégio Estadual Francisco da Conceição. A iniciativa objetiva viabilizar a contratação dos jovens, a partir da atualização cadastral e do encaminhamento dos habilitados às vagas disponíveis do programa.

O mutirão está sendo desenvolvido em conjunto pelas secretarias estaduais da Educação, do Trabalho (SETRE), da Administração (SAEB), da Casa Civil e de fundações parceiras, como a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e Fundação Estatal Saúde da Família (FESF).

Comente agora

Vestibular da Uefs tem abstenção de 28%; resultado deve sair no dia 23 de fevereiro

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/02 17:27h
Vestibular da Uefs tem abstenção de 28%; resultado deve sair no dia 23 de fevereiro

O Vestibular 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) teve abstenção total de 28,32%, nos dois dias de prova, conforme divulgou a instituição. O resultado com a lista de aprovados está previsto para ser divulgado no 23 de fevereiro. No domingo (4), primeiro dia de provas, a universidade registrou abstenção de 27,27% de abstenção. De acordo com a Uefs, 2.223 dos 8.151 inscritos não compareceram para fazer o exame. Conforme a Uefs, nesta seguna-feira (5), 85 candidatos deixaram de fazer as provas. No domingo, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia e Redação, que teve como tema "O Estado deve explorar as terras garantidas aos povos indígenas pela Constituição?". Nesta segunda, foram aplicados os exames de Matemática, Física, Química e Biologia. Os gabaritos podem ser conferidos no site da Vunesp, organizadora do processo seletivo.

Comente agora

UFRB abre concurso público com vagas para professor efetivo do CAHL

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 05/02 16:58h
UFRB abre concurso público com vagas para professor efetivo do CAHL

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que estão abertas as inscrições do concurso público para professor efetivo do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). São ofertadas duas vagas para professor Adjunto A, em regime de dedicação exclusiva para as áreas: Radiojornalismo/ Comunicação e Ética Profissional em Serviço Social/ Ciências Sociais Aplicadas. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela página eletrônica de concursos da UFRB até o dia 02 de março.  A taxa é R$ 200. O concurso contará com as seguintes etapas: prova escrita, prova didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. O cronograma das provas será divulgado na página eletrônica de concursos da UFRB.     

Comente agora

Inscrições no Sisu terminam nesta quarta-feira

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 05/02 15:51h
Inscrições no Sisu terminam nesta quarta-feira

Os estudantes selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os interessados em participar da lista de espera do programa têm até esta quarta-feira (7) para se inscrever. As inscrições devem ser feitas pela pela página do Sisu. Na edição deste ano, são ofertadas cerca de 240 mil vagas em 130 instituições públicas. Quem foi selecionado na primeira opção deve concluir o processo de matrícula ou não será selecionado novamente. Já aqueles que foram selecionados na segunda opção, mesmo que confirmem a matrícula, podem participar da lista de espera da primeira. As instituições de ensino começam a convocar os candidatos na próxima sexta-feira (9). A seleção do Sisu é para as vagas das instituições públicas que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. Com informações do Portal Brasil.

Comente agora

Resultados do Encceja para o ensino médio podem ser consultados hoje

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 05/02 14:59h
Resultados do Encceja para o ensino médio podem ser consultados hoje

A partir das 18h de hoje (5), os candidatos que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), referentes ao ensino médio, poderão consultar o resultado da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai publicar as notas na página do participante. Para acessar os resultados é preciso informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e ter senha cadastrada na inscrição. A divulgação dos resultados do Encceja Nacional - referentes ao ensino fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior - permanece na data prevista: a partir de março. O Encceja Nacional foi aplicado no dia 19 de novembro, em 564 municípios. Dos 1.575.561 inscritos, (81%) buscavam a certificação do ensino médio.  O exame é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação no ensino fundamental ou no ensino médio. (Agência Brasil)

Comente agora

Termina na quarta prazo para estudantes pedirem vaga em lista de espera do Sisu

Educação  Postado por Aline Souza - 04/02 18:10h
Termina na quarta prazo para estudantes pedirem vaga em lista de espera do Sisu

Candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta quarta-feira (7) para pedir vaga em lista de espera em instituições de educação superior. A convocação desses candidatos pelas instituições será feita a partir de 9 de fevereiro. Também termina na quarta o prazo para matrículas na chamada regular do Sisu. Conforme a Agência Brasil, para manifestar o interesse na lista de espera, o estudante deve consultar o boletim do candidato na página do Sisu.

Comente agora

Primeiro dia de provas do vestibular 2018.1 da Uefs tem abstenção de 27,27%

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 04/02 13:55h
Primeiro dia de provas do vestibular 2018.1 da Uefs tem abstenção de 27,27%

No primeiro dia de provas do vestibular 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cidade a cerca de 100 km de Salvador, teve 27,27% de abstenção. A informação foi divulgada pela instituição. De acordo com a Uefs, 2.223 dos 8.151 inscritos para o vestibular não compareceram para fazer as provas. O exame foi realizado durante a manhã deste domingo (4), em seis locais do município, incluindo o campus da universidade. Neste domingo, foram aplicados os exames de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia e Redação, que teve como tema "O Estado deve explorar as terras garantidas aos povos indígenas pela Constituição?". Conforme a instituição, os gabaritos das primeiras provas serão divulgados no site da Fundação Vunesp - organizadora do concurso - ainda neste domingo. O vestibular segue na segunda-feira (5), com as provas de de Matemática, Física, Química e Biologia. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50, 10 minutos antes do horário previsto para o início das avaliações: 8h. Após o fechamento dos portões, será vedado o acesso de candidatos. (G1)

Comente agora

MEC prorroga adesão de estados e municípios ao Mais Alfabetização

Educação  Postado por Aline Souza - 04/02 10:01h
MEC prorroga adesão de estados e municípios ao Mais Alfabetização

O prazo para estados e municípios aderirem ao Programa Mais Alfabetização foi prorrogado para 15 de fevereiro. A data anterior para o fim do período de adesão era nesta sexta-feira (2). A adesão deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação, As escolas terão prazo até 16 de fevereiro para fazer sua inscrição no programa. O programa foi criado para apoiar escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e do segundo anos do ensino fundamental.

Comente agora

Candidatos vão disputar 921 vagas na Uefs nesse fim de semana

Educação  Postado por Redação Voz da Bahia - 03/02 18:52h
Candidatos vão disputar 921 vagas na Uefs nesse fim de semana

Mais de 8 mil candidatos irão participar do Vestibular 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), disputando 921 vagas em 25 cursos de graduação. As provas serão aplicadas no domingo (4) e na segunda-feira (5), e terão duração máxima de 5h, sendo que os candidatos só poderão deixar o local 2h após o início da avaliação. Segundo a Uefs, os cursos mais concorridos são Direito (37,22), Odontologia (36,23) e Psicologia (23,36). Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50, ou seja, 10 minutos antes do horário previsto para o início das avaliações, marcado para às 8h no horário local. A entrada de veículos de candidatos e acompanhantes no campus da Uefs estará proibida nos dias de prova. Os estudantes deverão comparecer com documento de identidade original com foto, lápis preto, caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente e borracha macia. Calculadora, agenda eletrônica, relógio, telefone celular, baterias, fone de ouvido, ou equipamentos similares, estão proibidos durante a avaliação. Quem for flagrado com algum desses objetos terá a prova anulada.

Comente agora

SAJ: Jornada Pedagógica acontece nos próximos dias 15 e 16

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 02/02 15:38h
SAJ: Jornada Pedagógica acontece nos próximos dias 15 e 16

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realiza nos próximos dias 15 e 16/02, a Jornada Pedagógica 2018. Neste ano, o evento que marca o início do ano letivo nas escolas municipais tem o tema: Educação Cidadã: Escolas Feitas Para Durar. De acordo com a Secretária da Pasta, Cinthia Souza, na jornada e ao longo do ano letivo, serão trabalhados conceitos como cidadania, consumo consciente, preservação do patrimônio escolar, respeito ao próximo e ao meio ambiente, por exemplo. A abertura da Jornada Pedagógica será realizada na quinta-feira (15), às 17h, no Auditório do Pena Branca Hotel, com atrações culturais e palestra magna do psicólogo paraibano e fenômeno da web, Rossandro Klinjey. Professor universitário, Rossandro é autor dos livros “As 5 Faces do Perdão” e “Autoperdão: O Aprendizado” e possui mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Na sexta-feira (16), a programação será retomada às 8h no Auditório do IFBA e terá palestras com Graziela Dourado e Silvana Vaz, entre outras atividades. A Secretaria de Educação iniciará os trabalhos pedagógicos de 5 a 08/02 com a pré-jornada, que tem como objetivo de preparar os professores para o evento principal. 

Comente agora

Programa Primeiro Emprego está com vagas abertas para estudantes da rede estadual em S. A. de Jesus. Saiba como se inscrever

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 02/02 13:49h
Programa Primeiro Emprego está com vagas abertas para estudantes da rede estadual em S. A. de Jesus. Saiba como se inscrever

Uma boa notícia foi dada nesta quarta-feira (31) para os estudantes da rede estadual de ensino, que desejam participar do projeto Primeiro Emprego. De acordo com a professor Kátia Araújo, do NTE – Núcleo Territorial de Educação -, em entrevista à Rádio Andaiá FM, o programa do Governo do Estado visa ofertar milhares de vagas para a primeira experiência profissional dos jovens alunos. Segundo ela, a triagem será feita nos dias 05 e 06 de fevereiro no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. O aluno deve comparecer tendo em mãos Carteira de Trabalho, RG, CPF, Cartão Cidadão do PIS, Carteira de Reservista (para homem), diploma ou histórico escolar, certidão de nascimento ou casamento, currículo atualizado, Título de Eleitor, último comprovante de votação, dados bancários e duas fotos 3x4. Poderão participar alunos regressos de educação profissional de 2015, 2016, 2017 e os que estão cursando 40%, nesse caso será feito uma análise. Os contratados terão direito à um salário mínimo, plano de saúde, carteira de trabalho assinada e todos os direitos trabalhistas.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Comente agora

Programa Mais Alfabetização encerra inscrições hoje

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 02/02 12:17h
Programa Mais Alfabetização encerra inscrições hoje

O Programa Mais Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC), recebe até hoje (2) adesões de estados e municípios interessados em fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes do primeiro e segundo anos do ensino fundamental. A proposta consiste em reforçar o trabalho do professor com a participação de um assistente, a fim de aprimorar a experiência dos alunos nas áreas de leitura, redação e matemática. Os assistentes serão estudantes de pedagogia e licenciatura. A previsão é que o programa esteja funcionando em março.Para receber o colaborador é necessário que a turma tenha um mínimo de dez alunos. O profissional encaminhado pelo programa permanecerá na classe por cinco horas semanais, nas escolas classificadas como não vulneráveis. Já nas unidades educacionais consideradas vulneráveis, sua carga horária será de dez horas por semana.

Comente agora

Enem pode ser reformulado até 2020

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 01/02 16:29h
Enem pode ser reformulado até 2020

O Brasil poderá ter um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em dois anos. A intenção é que, acompanhando o novo ensino médio, o Enem seja reformulado até 2020, disse a ministra interina da Educação, Maria Helena Guimarães. "Isso vai precisar ser muito discutido. Parte da avaliação abordará aquilo que compõe a base comum do ensino médio, e parte do exame, a parte flexível, abordando tanto itinerário técnico quanto o itinerário formativo", afirmou a ministra. Pelo novo ensino médio, sancionado no ano passado, parte do currículo da etapa de ensino, o equivalente a 1,8 mil horas deverá ser destinado ao conteúdo da Base Nacional Comum Curricular [BNCC], ainda em discussão. Segundo Maria Helena, uma nova versão da BNCC será encaminhada para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE) em março. O restante do tempo, que varia de acordo com a rede de ensino, será destinado à formação específica. Os estudantes poderão escolher entre o aprofundamento em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico. De acordo com a ministra, a intenção é que a formação dos estudantes seja mais fluida e as disciplinas, cada vez mais integradas. O desafio do Ministério da Educação (MEC) será avaliar esse estudante. "É possível ter itinerário formativo que aborde conhecimento de história, arte e matemática. Por que não?".

Comente agora

MEC diz que não cortará recursos de universidades se houver contingenciamento

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 01/02 14:52h
MEC diz que não cortará recursos de universidades se houver contingenciamento

A ministra interina da Educação, Maria Helena Guimarães, afirmou hoje (1º), que o orçamento das universidades, institutos federais e hospitais universitários não sofrerá cortes, mesmo que haja contingenciamento de recursos. "Certamente não teremos corte nessas áreas porque são redes diretamente geridas pelo MEC [Ministério da Educação], que dependem do nosso orçamento para a folha de pagamento, custeio e tudo mais", disse a ministra. Nesta terça-feira (30), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informou que a decisão sobre contingenciamento de gastos públicos no Orçamento de 2018 será tomada até amanhã (2). Em 2017, foram inicialmente contingenciados R$ 44,9 bilhões. Ao longo do ano, parte foi liberada e cerca de R$ 20 bilhões permaneceram contingenciados. Com isso, o governo fechou o ano com déficit de R$ 124,4 bilhões, consideravelmente abaixo da meta de R$ 159 bilhões.

Comente agora

Censo de Educação Superior 2017 inicia coleta de dados nesta quinta-feira

Educação  Postado por Letícia Oliveira - 01/02 14:36h
Censo de Educação Superior 2017 inicia coleta de dados nesta quinta-feira

O Censo de Educação Superior (CenSup) 2017 iniciou nesta quinta-feira (1º)  o período de coleta de informações em todas as instituições que oferecem cursos, tanto públicas como privadas. Tais instituições devem lançar seus dados em um formulário online  do Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 24 de abril. A sondagem integra, junto com o Censo Escolar, referente à educação básica, as estatísticas necessárias à orientação de políticas condizentes com o Plano Nacional de Educação, que estabelece metas de qualidade a serem atingidas de 2014 a 2024. O levantamento se propõe a relacionar, no âmbito de graduações presenciais, cursos ministrados a distância e na modalidade sequencial, as vagas oferecidas, inscrições, matrículas, número de alunos ingressantes e concluintes e, ainda, informações sobre docentes. Quando consolidados, os dados serão divulgados nos sites Sinopse Estatísticas e Microdados. O censo permitirá também que se conheça a condição de recursos tecnológicos proporcionados a pessoas com deficiência.

Comente agora
Veja mais

As 5+ comentadas












Todos os direitos reservados a Marcus Augusto Macedo | vozdabahia@hotmail.com